sábado, 31 de outubro de 2009

1º DE NOVEMBRO DE 2011

DIA PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 2 011 - TERÇA-FEIRA.

74 anos, 10 meses e 5dias.

Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.

23 anos e 232 dias no Posto de Coronel – 283 meses e 20 dias.

117 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 61o. MÊS 4o. No. 115 52 anos e 150 dias na P M E S P.

8 633 dias CORONEL 19 anos e 323 dias na reserva.

9 233-221 840 8 633-206 268 9 396-233 996.

ESCOLA DE OFICIAIS: 52 anos e 263 dias; 20 160 dias – 463 040 horas.



DIA DE TODOS OS SANTOS

MITOLOGIA CELTA: DIA DE CAILLEACH, ASPECTO SELVAGEM DA GRANDE DEUSA



Neste dia é celebrada a Igreja TRIUNFANTE, constituída por todos os bem-aventurados que salvaram sua alma e estão no PARAÍSO, na posse da visão beatífica de DEUS. É a festa daqueles que se comprometeram com DEUS em nome de JESUS CRISTO compartilharam com seus semelhantes os preceitos do catolicismo.



PARA GANHAR, SERÁ NECESSÁRIO PERDER TAMBÉM. ACONTECE QUE NADA NOVO PODERÁ SER ACRESCENTADO À SUA VIDA SE NÃO HOUVER LUGAR PARA TANTO, E PARA ABRIR ESPAÇO VOCÊ PRECISARÁ SE DESVENCILHAR DE ALGO. PERDER PARA GANHAR.



O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, FUNDADO EM 1º DE NOVEMBRO DE 1894, FOI IDEALIZADO POR DOMINGOS JOSÉ NOGUEIRA JAGUARIBE FILHO, ANTÔNIO DE TOLEDO PIZA e ESTEVÃO LEÃO BOURROUL, EM ASSEMBLÉIA REALIZADA NO SALÃO NOBRE DA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO.



710 a. CARLOS DE VALOIS entra em FLORENÇA com os GUELFOS NEGROS e devasta a cidade, em 1º de novembro de 1301.

580 a. falece NUNO ÁLVARES PEREIRA, general português, em 1º de novembro de 1431. Nasceu em 1360.

555 a. falece EDMUNDO TUDOR, CONDE DE RICHMOND, pai de HENRIQUE VII de INGLATERRA, em 1º de novembro de 1456. Nasceu em 1430.

510 a. Descobrimento da BAIA DE TODOS OS SANTOS, no litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1501.

508 a. eleito o PAPA JÚLIO II, em 1º de novembro de 1503.

499 a. pinturas de MICHELANGELO no teto da CAPELA SISTINA são exibidas ao público pela primeira vez, em 1 º de novembro de 1512.

468 a. da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTOS, inaugurada em 1º de novembro de 1543.

462 a. instalação da cidade de SALVADOR, BAHIA, BRASIL, em 1º de novembro de 1549.

441 a. HOLANDA tem a pior enchente de sua história em 1º de novembro de 1570, conhecida como o DILÚVIO DE TODOS OS SANTOS. Vários diques de proteção se rompem ao longo da costa e estima-se que 5/6 de todo o território nacional tenha ficado sob a água. Dezenas de milhares de pessoas perdem sua casa e milhares morrem. Em ZEELAND, algumas pequenas ilhas desaparecem para sempre.

407 a. autor teatral inglês WILLIAM SHAKESPEARE (1564-1616) apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: OTELO, em 1º de novembro de 1604. A apresentação foi feita para a corte de JAMES I, rei da INGLATERRA. Essa é a primeira perfomance registrada da obra de cinco atos, que foi escrita entre 1603 e 1604 e publicada em 1622. O drama discute temas morais como racismo, amor, inveja e traição.

375 a. nasce NICOLAS BOILEAU, crítico e poeta francês, em 1º de novembro de 1636. Falece em 1711.

311 a. CARLOS II da ESPANHA morre e é sucedido por FELIPE V, marcando o começo da GUERRA DE SUCESSÃO espanhola, em 1º de novembro de 1700.

269 a. nasce LUÍS DE VASCONCELOS E SOUZA, 4º CONDE DE FIGUEIRÓ, em 1º de novembro de 1742.

256 a. do TERREMOTO DE LISBOA. Na manhã de 1º de novembro de 1755 a cidade estremeceu, abalada profundamente, e começou a desabar. Eram 9 horas, dia de TODOS-OS-SANTOS. Nas suas casas ardiam as velas dos oratórios, e as igrejas convidavam o povo a ouvir missas. Toda a gente, numa onda, correu às praias. Mas, rolando em massas, estancou perante a onda que vinha do rio, galgando a inundar as ruas, invadindo as casas. Por sobre esse encontro ruidoso, uma nuvem de pó que toldava os ares e escurecia o sol, pairava, formada já pelos detritos das construções e das mobílias, que o abalo interno da terra, e os desabamentos enviavam, em estilhas, para o ar. O cenário do fim de um mundo, nas palavras de OLIVEIRA MARTINS, historiador português do século XIX, era a LISBOA de 1755, num momento em que PORTUGAL já não era mais rei dos mares. O abalo sísmico, que completou 250 anos em 2005, balançou com força a corda bamba em que a quarta maior cidade da EUROPA se equilibrava. O ouro brasileiro não mais a escorava, e o feriado santo não lhe trazia paz. Cinco dias depois. O único jornal em circulação, a GAZETA DE LISBOA, noticiava: “O dia 1º do corrente ficará memorável a todos os séculos pelos terremotos e incêndios que arruinaram uma grande parte desta cidade; mas tem havido a felicidade de se acharem na ruína os cofres da fazenda real e da maior parte dos particulares”. Aparentemente, a imprensa, assim como a elite, não se descabelava com os efeitos do tremor: não publicava absolutamente nenhum detalhe sobre os edifícios e as vidas destruídas. Mas, afinal, o que o incidente significou? Até a tragédia de LISBOA, fazia sentido chamar um terremoto de “mal natural”. Depois do cataclismo, isso mudou. Ali surgiu a curiosidade que levou ao nascimento de uma nova ciência: a sismologia. O terremoto de LISBOA foi o primeiro a ser estudado de fato. O MARQUÊS DE POMBAL, primeiro-ministro, ordenou que um questionário sobre os danos fosse respondido em todo o país. Havia até perguntas prosaicas, como se os animais haviam se comportado de modo diferente nas vésperas do sismo. Esses dados são úteis ainda hoje pra os especialistas em sismologia. A mentalidade popular também mudou com o desafio: como uma cidade tão beata podia padecer de tamanha catástrofe? Como podiam se enterrar sob os escombros de igrejas católicas milhares de fiéis? Em pleno século das LUZES, o questionamento da bondade de DEUS estremecia a fé. Era hora de recorrer à ciência. Assim, o cataclismo lisboeta despiu o manto moral que revestia os desastres naturais. “Ele chocou a civilização ocidental mais do que qualquer outro evento desde a queda de ROMA”, diz a filósofa americana SUSAN NEIMAN. Ela compara o sismo em termos de importância ao HOLOCAUSTO judeu na Segunda Guerra. As duas hecatombes levaram os intelectuais não só a duvidar da providência divina como a separar definitivamente o mal natural do moral.

O terremoto atingiu 9 graus na escala RICHTER e durou entre 3 e 6 minutos – o suficiente para que rachaduras de 5 metros rasgassem o centro da cidade. Minutos depois, LISBOA era engolida por três tsunamis. Mas não foi só PORTUGAL que sentiu o abalo. No restante da EUROPA, as ondas mais revoltas chegaram à FINLÂNDIA e um tsunami de 3 metros lavou a costa sul da INGLATERRA. O norte da ÁFRICA e as ILHAS DE MARTINICA e BARBADOS, foram varridas por tsunamis menos piedosos, com mais de vinte metros de altura. Só do MARROCOS levaram dez mil corpos. Dos 275 mil lisboetas, cerca de 70 mil morreram. Na época, chegou-se a cogitar que cem mil teriam desaparecido. Cerca de 85% das construções, incluindo palácios e igrejas, sucumbiram. Em meio aos destroços ficaram 70 mil volumes da Biblioteca Real e centenas de quadros de pintores renascentistas famosos, como o flamengo RUBENS e o italiano CORREGGIO. No dia da tragédia, dom JOSÉ I passeava com a família por BELÉM. Salvo pela sorte, o rei deixou PORTUGAL nas mãos de seu ministro dos interiores, POMBAL, e claustrofóbico, refugiou-se num complexo de tendas no ALTO DA AJUDA.

POMBAL apoiou-se em explicações naturalistas e não estava disposto a deixar a tragédia macular seu governo recém-iniciado. Enterrou os cadáveres que se amontoavam para evitar a peste, distribuiu alimentos e colocou a milícia nas ruas, além de assegurar a circulação do jornal semanal – só as informações evitariam rumores e especulações.

No embate entre a fé exacerbada e o despotismo esclarecido, o segundo venceu. MALAGRIDA morreu num auto-de-fé. O jesuíta italiano logo após o tremor aconselhou os portugueses a trocarem o trabalho de reconstrução pelo retiro espiritual. Era a única forma de se livrarem da “ira divina”. POMBAL reergueu LISBOA e a economia de PORTUGAL com mão de aço e auxílio de novos impostos sobre as colônias.

De acordo com IRIS KANTOR, professora de História Ibérica da Universidade de SÃO PAULO, “no BRASIL, o terremoto é lido de maneira profética, à la MALAGRIDA”. Os historiadores sempre relutaram, mas é fato que o desastre desencadeou mudanças, como a expulsão dos jesuítas – desafetos do MARQUÊS DE POMBAL – além de aumentos nos tributos sobre a circulação de mercadorias no BRASIL.

É inegável também que o modelo de reconstrução lisboeta repercutiu na AMÉRICA portuguesa. “Isso fazia com que os colonos percebessem, cada vez mais, que eles ocupavam a periferia do império, um estatuto inferior”, diz IRIS KANTOR.

249 a. nasce ANTÔNIO DE SANTA ÚRSULA RODOVALHO, franciscano, em 1º de novembro de 1762.

224 a. nasce ROMUALDO ANTÔNIO DE SEIXAS, bispo católico, em 1º de novembro de 1787. Falece em 1860.

211 a. inauguração da CASA BRANCA, em 1º de novembro de 1800.

206 a. nasce CARLOS CARNEIRO DE CAMPOS – VISCONDE DE CARAVELAS - em SALVADOR – BA no dia 1º de novembro de 1805. Falece no RIO em 28 de abril de 1878. Foi cadete do Exército, servindo no Batalhão do IMPERADOR, mas por motivo de saúde deixou a Academia Militar. Indo para a FRANÇA, formou-se em Direito pela Universidade de PARIS, em 1827. Regressando ao BRASIL, foi nomeado lente catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito de São Paulo, em 1829, sendo também seu secretário interino (1832/33) e diretor (interino) em 1833 e efetivo em 1833/35. Jubilado em 1858. Fundador da Sociedade Filomática, de cuja revista foi diretor. Fiscal do governo nos Bancos do Brasil e Hipotecário Comercial e Agrícola; diretor do Banco do Brasil e Inspetor do Tesouro Nacional. Presidente da Província de MINAS GERAIS (1852 e de 1857/60). Vice-Presidente da Província de SÃO PAULO (1852/53). Deputado Provincial, no período de 1835 a 57. Presidente da Assembléia Provincial (1841 e de 1856/57). Deputado Geral (1838/41; 1843/44 e de 1850/65. Ministro dos Estrangeiros. Conselheiro de Estado. Veador (camarista) da Imperatriz D. THEREZA CHRISTINA. Agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de VISCONDE DE CARAVELAS, em 1872. Comendador da ORDEM DE CRISTO. Entre suas condecorações estrangeiras possuía a LEGIÃO DE HONRA concedida pelo governo da FRANÇA.

178 a. nasce LUIZ CARLOS DE ASSUMPÇÃO em SÃO PAULO, no dia 1º de novembro de 1833. Falece em TIETÊ (SP), em 20 de novembro de 1912. Advogado e lavrador. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1857. Advogado em LIMEIRA e TIETÊ, onde fixou residência. Delegado de Polícia. Juiz de Paz. Vereador à Câmara Municipal de TIETÊ. Deputado Provincial em SÃO PAULO (1860/61). Vice-presidente da Província de SÃO PAULO, em 1884/89. Presidente interino da Província de SÃO PAULO (1884/89).

174 a. nasce COUTO MAGALHÃES, político, militar e escritor brasileiro, em 1º de novembro de 1837. Falece em 1898.

154 a. fundação do município de ITATIBA – SP, em 1º de novembro de 1857.

151 a. ABRAHAM LINCOLN é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 1º de novembro de 1860.

133 a. fundado em MONTEVIDÉU o periódico mais antigo do URUGUAI – EL BIEN PÚBLICO – em 1º de novembro de 1878.

133 a. nasce CARLOS SAAVEDRA LAMAS, político e escritor argentino, em 1º de novembro de 1878. Falece em 1959.

131 a. promulgada uma nova constituição em HONDURAS, que moderniza a questão política no país, em 1º de novembro de 1880.

124 a. fundação do clube de futebol italiano JUVENTUS, em 1º de novembro de 1887. Viria a ser o maior vencedor do Campeonato Italiano.

122 a. nasce PHILIP NOEL-BAKER, Prêmio NOBEL DA PAZ de 1959. Nasce em 1º de novembro de 1889. Falece em 1982.

117 a. Dr. ROUX anuncia em PARIS a descoberta da vacina contra a difteria, doença infecciosa que pode obstruir as vias respiratórias, em 1º de novembro de 1894.

117 a. fundação do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, em 1º de novembro de 1894. O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) é magistralmente presidido por Nelly Martins Ferreira Candeias, que tem ainda as funções de secretária, tesoureira e comunicadora, apesar do excelente trabalho realizado pelas duas auxiliares administrativas do local.

Elegante, culta, simpática, bem humorada e ativa a Professora Nelly, 70 anos ou mais, é Socióloga e Pós-Graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Califórnia em Berkeley/USA. Quando se aposentou, após 30 anos na Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, e imaginava descansar, viajar por lazer e escrever um livro sobre a história de sua família, foi convidada a assumir a Presidência do IHGSP e, assim, sua vida mudou de trajetória. Aceitou o convite como a “um chamado”, “uma missão”, e se tornou a primeira mulher a ser presidente da Instituição em seus 113 anos de história.

Sempre dando ênfase ao fortalecimento da imagem da mulher, pesquisou e recuperou informações sobre personalidades femininas do Instituto no final do séc. XIX e inicio do séc. XX, que estavam totalmente esquecidas e que agora podem ser apreciadas no seu site. “Fiz um quadro com todos os nomes daquelas que passaram pelo Instituto e acho que o meu tema principal é primeiro fortalecer a imagem da mulher”, comentou Profa. Nelly que sempre que se apresenta em público se diz feminina, nunca feminista, pois valoriza a mulher em suas várias atividades.



Casou-se jovem, mas impulsionada pelo desejo de progredir e pelo exemplo e incentivo do marido José Alberto Neves Candeias – professor e cientista – entrou na USP um pouco mais tarde do que o normal, pois como as demais mulheres da sua época, recebeu uma educação para cuidar do lar, criar filhos, estudar piano e francês. Filhos o casal não os teve, mas hoje ainda, por hobby Profa. Nelly estuda teclado sempre que pode. “Nem sei como a minha professora me agüenta, porque ela vem uma vez por semana e mesmo percebendo que eu não estudei, sempre diz que eu progredi”, comentou. Assim, sua vida, que no início foi delineada na direção tradicional, desviou-se para as conquistas acadêmicas, o que muito lhe satisfaz.

“Claro que existe um tempo cronológico na vida de todo mundo, mas o importante é aquilo que você faz pelos outros. Para mim este é o principal valor. Acho que há um encanto muito grande na vida das pessoas, que reside no espírito de cada um”

Profa. Nelly Martins Ferreira Candeias

Profissionalmente, teve a oportunidade de viajar e trabalhar em diferentes lugares do mundo: Finlândia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá... Sua principal preocupação era promover o Brasil a cada instante e desenvolver-se ao máximo, capacitando-se cada vez mais para realizar o seu trabalho. “Eu tenho verdadeiro orgulho pelo Brasil, em termos de produção não só científica. Acho que é parte da minha energia exagerada (risos) esse orgulho que eu tenho. É uma história de vida!”, explicou.

Profa. Nelly, a convite, escreveu a “História da Faculdade de Saúde Pública” e a “Memória da USP”, concluindo neste último que os aposentados se sentiam felizes de terem sido Professores da Instituição e que tinham a sensação de missão cumprida, uma vida cheia de dignidade e, 84% dos 220 que participaram da pesquisa, se possível fosse, fariam tudo de novo. Inclusive a própria Profa. Nelly.

Mais tarde, próxima à época da sua própria aposentadoria, escreveu o artigo “Um trem à minha espera*”. “A minha vida era como se eu descesse numa estação e um trem chegasse, mas para outro lugar... o primeiro trem é a infância... depois o casamento... depois o ‘eu quero estudar’... e no fim, meu trem está chegando na estação da minha vida que é agora, eu aposentada... Só que aí eu comecei a trabalhar de novo... Por essa eu não esperava”, concluiu com risos.

Nelly é uma pessoa muito sensível, que se emociona com o ser humano, e reconhece nos outros os valores pelo quais ela sempre lutou. Decidida, empreendedora, quer difundir os diversos cursos de especialização e de extensão da entidade a qual está dedicando duas horas e compartilhar com todos, este patrimônio cultural que é o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. O prédio de oito andares, totalmente recuperado e restaurado pela atual gestão, está localizado na área central da cidade.

117 a. falece ALEXANDRE III, da RÚSSIA, em 1º de novembro de 1894. Nasceu em 1845.

114 a. fundado o JUVENTUS FOOTBALL CLUB, de TURIM, na ITÁLIA, em 1º de novembro de 1897.

114 a. NICOLAU II da RÚSSIA assume o trono e será o último Czar da RÚSSIA, em 1º de novembro de 1897.

112 a. do CLUBE ESPÉRIA. Foi fundado em 1º de novembro de 1899. O ESPÉRIA é um dos clubes mais antigos de SÃO PAULO. Na cidade, só perde para o PINHEIROS, dois meses mais velho. Uma confeitaria, nas imediações da PONTE GRANDE, chamada “ACASTO & LAZZERONE”, foi a sede da reunião em que sete italianos fundaram o clube, às margens do então limpíssimo RIO TIETÊ: ENRICO GALINA, PIETRO LAZZARONE, LUIGI TORRE, EMÍLIO TALLONE, ÂNGELO QUARANTA, FÚLVIO CONSTANZO e ERCOLE ERVENE. A PONTE GRANDE, no final do século XIX, era um local de recreio, com vários restaurantes e locais para piqueniques. Entre esses locais destacava-se o “RECREIO BELLA VENEZIA”, o preferido pela colônia italiana, que aos sábados e domingos fazia seus passeios, em barcos alugados, pelas limpas e plácidas águas do TIETÊ, embelezado por extensas florestas, que davam ao local um aspecto bucólico. O primeiro nome da nova agremiação foi CLUB CANOTTIERI ESPERIA, inspirado num clube de remo italiano situado na cidade de TURIM. Até 1902, as regatas no TIETÊ eram realizadas exclusivamente pelos seus atletas, já que não existiam outros clubes de remo na cidade. A sede social foi inaugurada em 2 de outubro de 1904, na gestão do presidente MENOTI FALCHI, com uma grande festa esportiva, onde compareceram várias personalidades oficiais do Estado, além da presença de representantes de vários clubes de SÃO PAULO, SANTOS e RIO DE JANEIRO. A agremiação foi pioneira também em várias outras modalidades: atletismo, tênis e tiro (1903); natação (1904); boxe (1915); basquete (1921); pólo aquático (1923) e bocha (1938). Além de iniciar a prática de algumas modalidades, o ESPÉRIA fez ainda escola numa curiosa situação. Na década de 50, numa disputa de remo em que terminou empatado com a Associação Atlética SÃO PAULO, resolveu, em comum acordo, serrar a taça e as medalhas para dividi-las com o adversário. Em novembro de 1942, o clube foi obrigado a mudar o nome para ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA FLORESTA por causa da 2ª GRANDE GUERRA. Na época, foi promulgada uma lei que obrigava todas as entidades que tivessem origem estrangeira nos países envolvidos na guerra, e contra os quais o BRASIL lutava, a nacionalizar seus nomes. O atual só foi adotado em 1965. PRINCIPAIS ATLETAS: JOÃO HAVELANGE (pólo aquático); SYLVIO DE MAGALHÃES PADILHA e BENEDICTA DE OLIVEIRA (atletismo); MARCELO TOMAZINI (natação); ALEXANDRE GEMIGNANI e MASSINET SORCINELLI (basquete); MILTON BUSIN, finalista nos saltos ornamentais na OLIMPÍADA DE 52 (HELSINQUE). A SALA DE TROFÉUS guarda toda a gloriosa história esportiva do clube, que chegou a vencer treze títulos no basquete masculino. O SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, edição de 14 de março de 2008, publica uma reportagem muito boa sobre o “CLUBE ESPERIA, PORTA DE ENTRADA DA ZONA NORTE DE SÃO PAULO”.

112 a. falece ALEXANDRE BRODOWSKI, engenheiro polaco radicado no BRASIL, em 1º de novembro de 1899. Nasceu em 1856.

108 a. das notícias vindas do ACRE dizendo que o coronel PLÁCIDO DE CASTRO, governador do ACRE MERIDIONAL, chegou a VOLTA DA EMPRESA e no dia 1º de novembro de 1903 seguiria para RIOSINHO, em caminho para o XAPURY, onde, sob o comando do Coronel ANTÔNIO ANTUNES ALENCAR, se achava o grosso das tropas acreanas. Os acreanos armados respeitariam a suspensão de hostilidades negociadas pelo governo do BRASIL e esperariam com a maior confiança que o ACRE seria brasileiro por acordo com a BOLÍVIA.

108 a. Conselho Municipal do distrito do PANAMÁ declara sua independência da COLÔMBIA com apoio dos ESTADOS UNIDOS em 1º de novembro de 1903.

105 a. nasce tio EDUARDO, no dia 1º de novembro de 1906, que viria a se casar com tia IRENE. Falece em 4 de setembro de 1977.

102 a. das publicações nos jornais de 1º de novembro de 1909: mais de 20 mil pessoas aclamaram em LONDRES o aviador PAUHLAM que bateu o recorde combinado de altura e de velocidade, erguendo-se a 220 metros e cobrindo 34 milhas em 58 minutos e 57 segundos. Vai ser localizada no LARGO DO CARMO, em OLINDA, a estação radiográfica que comunicará com o da ILHA DE FERNANDO DE NORONHA.

Nos últimos dias tem partido grande número de emigrantes de LISBOA para o BRASIL.

101 a. (PORTUGAL) O enfermeiro-mor dos hospitais civis determinou que os serviços religiosos nas enfermarias sejam feitos quando os doentes os reclamem. Fora disso a entrada de sacerdotes nas enfermarias será proibida.

100 a. nestes últimos dias tem havido um grande movimento nos cemitérios da capital, em conseqüência dos preparativos para o dia da comemoração dos mortos. No ARAÇÁ, os passageiros de bondes terão ingresso no portão central, com a saída pelas laterais. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 1º de novembro de 1911).

99 a. tropas do governo do PARANÁ combatem sertanejos do CONTESTADO, região no SUL do país disputada pelo PARANÁ e por SANTA CATARINA, em 1º de novembro de 1912.

92 a. Estrada de Ferro ARARAQUARA é encampada pelo Estado em 1º de novembro de 1919.

91 a. falece a escritora FRANCISCA JÚLIA DA SILVA. Nasceu em XIRIRICA (SP) a 3 de agosto de 1874. Como escritora, ela se tornou uma das principais representantes do parnasianismo brasileiro. Escreveu também em diversos jornais, como destaque para o SEMANA. Publicou dois volumes de poesias que impressionam pela sobriedade de expressões e pela elegância da forma parnasiana. Ao primeiro livro deu o título de “MÁRMORES”, publicando mais tarde a coleção de poesias chamada “ESFINGES”. Morre em SÃO PAULO a 1º de novembro de 1920. Para homenageá-la, foi dado o seu nome a uma das ruas do bairro de SANTANA. FILADELFO EDMUNDO MUNSTER com quem casou em 1909, na capela do LAGEADO, região da estação de GUAIANASES, morreu em 31 de outubro de 1920. Ainda no velório, declarou ela que não pretendia vestir o véu de viúva. Fechou-se no quarto e tomou uma overdose de narcóticos. Foi sepultada no DIA DAS ALMAS. É de sua autoria a poesia: “Em noite assim, de repouso e de calma,/ É que a alma vive e as dores exultam, ambas unidas,/ A alma cheia de dor, a dor cheia de alma.../ É que a alma se abandona ao sabor dos enganos,/ Antegozando já quimeras pressentidas/ Que mais tarde hão de vir com o decorrer dos anos.” FRANCISCA JÚLIA DA SILVA, poeta e musicista, modesta, recusou um lugar na Academia Paulista de Letras. A tumba, no cemitério do ARAÇÁ, foi mandada construir pelo governo de SÃO PAULO, por lei de autoria do deputado FREITAS VALE, patrono das tertúlias da VILA KIRIAL e da cultura do simbolismo. Sobre a campa ergue-se a intrigante escultura em mármore, de VICTOR BRECHERET (1894-1955), uma das primeiras, ainda distante das formas definitivas de seu estilo.

89 a. falece o escritor brasileiro, no RIO DE JANEIRO, LIMA BARRETO, em 1º de novembro de 1922. Nasceu em 1881. LIMA BARRETO é o autor de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.

86 a. do livro do escritor franco-suíço BLAISE CENDRARS – MORAVAGIN, terminado em 1º de novembro de 1925, em BIARRITZ. CENDRARS tinha então 38 anos e já havia feito muitas coisas. Em primeiro lugar, tinha perambulado por todos os recantos do globo: ÍNDIA, CHINA LONDRES – onde foi malabarista e amigo de CHARLIE CHAPLIN, então desconhecido – BRASIL, CANADÁ, EUA. Em segundo lugar, ele havia mentido muito, principalmente a respeito de suas viagens. Está comprovado, por exemplo, que ele jamais usou o trem Transiberiano, muito embora tenha escrito em 1912, em NOVA YORK, um excelente poema chamado LA PROSE DU TRANSIBÉRIEN, no qual ele conta precisamente sua experiência no fabuloso trem russo. Em terceiro lugar, ele já havia escrito muito nesse ano de 1925: LA LÉGENDE DE NOVGOROD (1909), LES PÂQUES À NEW YORK (1913), J´AI TUÉ (1918), L´OR (1925). Ao ler MORAVAGIN descobre-se muito rapidamente que a obra não brota simplesmente em uma bela manhã, como uma flor que desabrocha. Tem antecedentes, precursores. Ela se insere entre os numerosos movimentos de revolta literária que surgem logo após a vergonhosa GRANDE GUERRA de 1914-1918.

80 a. nasce SHUNSUKE KIKUSHI, compositor japonês, em 1º de novembro de 1931.

75 a. ditador fascista BENITO MUSSOLINI proclama a formação do Eixo ROMA-BERLIM, em 1º de novembro de 1936.

74 a. nasce MILTON JOSÉ PINTO, profissional na área de comunicação brasileiro, em 1º de novembro de 1937.

73 a. de meu primo LAURO, filho de tia CATARINA (falecida no dia 28 de março de 2004) e tio GERALDO PINTO DA FONSECA (falecido). LAURO nasceu no dia 1 º de novembro de 1938.

72 a. nasce BERNARD KOUCHNER, médico e político francês, em 1º de novembro de 1939.

69 a. do Sgt. Ref. PICIRILLO, meu ex-motorista. Nasceu em 1º de novembro de 1942.

69 a. entra em vigor o padrão monetário do CRUZEIRO no BRASIL, em 1º de novembro de 1942.

69 a. nasce o milionário LARRY FLYNT em 1º de novembro de 1942. FLYNT anda em cadeira de rodas desde 1978. Publicou SEX, LIES AND POLITICS – THE NAKED TRUTH (SEXO, MENTIRAS E POLÍTICA – A VERDADE NUA), livro em que ataca duramente o governo de GEORGE W. BUSH.

68 a. nasce SALVATORE ADAMO, cantor italiano, em 1º de novembro de 1943.

66 a. AUSTRÁLIA é admitida como Estado-Membro da ONU, em 1º de novembro de 1945.

66 a. nasce GILBERTO BRAGA, dramaturgo brasileiro, em 1º de novembro de 1945.

65 a. KAROL WOJTYLA é ordenado sacerdote católico, em 1º de novembro de 1946. Futuro PAPA JOÃO PAULO II.

61 a. dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano HARRY TRUMAN, em 1º de novembro de 1950. O atentado falha e um dos criminosos é morto.

61 a. nasce ROBERT BETTS LAUGHLIN, físico norte-americano, em 1º de novembro de 1950.

59 a. CARLOS IBAÑEZ DO CAMPO é eleito presidente do CHILE, em 1º de novembro de 1952.

59 a. ESTADOS UNIDOS detonam o primeiro artefato bélico de fusão nuclear em 1º de novembro de 1952.

59 a. falece JANUÁRIO CICCO, médico brasileiro, em 1º de novembro de 1952.

57 a. início dos conflitos armados na ARGÉLIA contra a colonização francesa no país, em 1º de novembro de 1954.

55 a. falece o GENERAL PIETRO BADOGLIO, militar e político italiano, em 1º de novembro de 1956. Nasceu em 1871.

54 a. falece o dentista LUÍS STAMATIS, em 1º de novembro de 1957. Nasceu em 6 de janeiro de 1886. Uma rua na zona norte tem o seu nome.

54 a. nasce CARLOS PAIÃO, músico português, em 1º de novembro de 1957.

51 a. JOHN F. KENNEDY vence RICHARD NIXON nas eleições presidenciais norte-americanas, em 1º. de novembro de 1960.

51 a. entra em vigor a BENELUX, tratado da primeira organização de integração econômica da EUROPA, em 1º de novembro de 1960.

50 a. início dos combates entre as forças do VIETNÃ DO SUL e os guerrilheiros vietcongs, em 1º de novembro de 1961. Em ARGEL, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.

49 a. URSS lança a primeira nave espacial com destino a MARTE, em 1º de novembro de 1962.

49 a. nasce ANTHONY KIEDIS, vocalista da banda RED HOT CHILI PEPPERS, em 1º de novembro de 1962.

48 a. no VIETNÃ DO SUL, o presidente NGO DINH DIEM e seu irmão NGO DINH NHU são assassinados em um golpe militar, em 1º de novembro de 1963.

48 a. nasce MAGNE FURUHOLMEN, tecladista da banda norueguesa A-Ha, em 1º de novembro de 1963.

47 a. MURO DE BERLIM, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos, em 1º de novembro de 1964.

47 a. SOLANGE, afilhada da LUCINDA, filha da ÁUREA e MILTON. Nasceu em 1º de novembro de 1964.

46 a. depois do Golpe Militar de 1964: instituídos os Atos Complementares 2 e 3, em 1º de novembro de 1963. O primeiro trata de disposições transitórias até o estabelecimento de tribunais federais em primeira instância e o segundo determinava as formalidades para a aplicação da suspensão de direitos políticos e garantias constitucionais, em 1º de novembro de 1965.

43 a. falece FRANCISCO CAMPOS, jurista e político brasileiro, em 1º de novembro de 1968.

43 a. de minhas memórias em 1º de novembro de 1968: “Saio de casa às 10 horas. Vou para SÃO PAULO, passando, inicialmente, pelo BATALHÃO DE GUARDAS. Cruzo com o CORONEL Res JÚLIO PIELUSH ALTMANN, com o qual converso (foi meu sub-comandante no 12º BATALHÃO DE POLÍCIA). No BG converso com o soldado SILAS DOS SANTOS a respeito da casa que tenho para alugar e que se encontra vazia desde o dia 26 de outubro. Esse rapaz a queria alugar no mês passado. Acontece que já encontrou uma no IMIRIM. Quando chego no 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR fico sabendo que estou escalado para entrar de oficial de dia no dia 5. Acontece que o TENENTE SIMEIRA pediu-me para entrar hoje e já acertamos isso com o MAJOR WILSON VASCONCELOS. Às 12:15 horas recebo o ASPIRANTE A OFICIAL RENALDO. O expediente começa com a notícia de que às 16 horas haverá a solenidade de expulsão de três elementos da FP, implicados nos atos de terrorismo: 1º SARGENTO RUBENS JAIRO DOS SANTOS, CABO ÉDSON VIEIRA e SOLDADO JESSÉ CÂNDIDO DE MORAIS. Esse acontecimento é bastante desagradável, mas necessário para fortalecer o espírito de disciplina. Às 13 horas, está marcada uma sessão do CONSELHO DE DISCIPLINA, a do 2º SARGENTO NELSON LAVECHIA. Acontece que, devida a agitação no quartel, é suspensa essa sessão. O Batalhão recebe os presos: SARGENTO JAIRO, SOLDADO JESSÉ e, mais tarde, o CABO ÉDSON. Coloco-os na sala do Adjunto, onde, até a hora da expulsão, ali ficarão “guardados” sob escolta. O SARGENTO JAIRO está sem farda. Precisamos arrumar uma no almoxarifado e isso é feito com a ajuda do TENENTE NOVAES e um sargento daquela Repartição.

O COMANDANTE GERAL, oficiais superiores, representações de todas as Unidades da FP, comparecem ao Batalhão. Aqui chegam repórteres, televisão, enfim toda a imprensa falada e escrita. É realizada a solenidade. A “ORDEM DO DIA”, baixada pelo Comandante Geral, é lida. Os três elementos são conduzidos sob escolta da guarda do quartel, enquanto rufam os tambores. Um sargento, um cabo e um soldado do DPM despojam o ex-SARGENTO JAIRO, o ex-CABO ÉDSON e o ex-soldado JESSÉ de suas vestes, deixando-os apenas com as roupas civis que estão por baixo. A tropa, sob o comando do CAPITÃO ISER BRIZOLA, vira as costas para os malfeitores que, incontinente, são entregues à polícia civil. Os oficiais superiores permanecem do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” durante alguns minutos. Vários comentários surgem no seio da tropa. Lá pelas 18 horas, o quartel volta à normalidade. Alguns oficiais deixam o Batalhão mais cedo. Falam que o TENENTE-CORONEL AMARAL GURGEL foi promovido a CORONEL e que o MAJOR MÁRIO FERREIRA foi promovido a TENENTE-CORONEL. Também dizem que o CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA foi promovido a MAJOR. Às 19:30 horas, janto no SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA com o TENENTE NÍVIO MARCELINO. Os Capitães ACHILES CRAVEIRO e LÍCIO DE ARRUDA também lá estão.

Nesta noite, apenas um caso faz com que me movimente. Vou ao Ambulatório da CRUZ AZUL atender a senhora do CABO MAURÍCIO (encontra-se preso) que, com um filho desidratado, não está sendo atendida pela Administração do Ambulatório. Não lhe querem fornecer uma ambulância, mas assim que chego, dão-lhe a viatura. Faço uma comunicação a respeito. Deito tarde. O calor é intenso e sinto dores nas costas. Converso com o Adjunto, SARGENTO DEISE e outras praças. Somente vou deitar na madrugada.”

41 a. dom PAULO EVARISTO ARNS assume a arquidiocese de SÃO PAULO em 1º de novembro de 1970.

40 a. do assassinato do CABO NELSON MARTINEZ, na VILA BRASILÂNDIA. Na manhã do dia 1º de novembro de 1971, terroristas queimaram um ônibus e mataram o cabo.

40 a. presidente MÉDICI torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas, em 1º de novembro de 1971.

39 a. nasce TONI COLLETTE, atriz australiana, em 1º de novembro de 1972.

39 a. falece EZRA POUND, poeta estadunidense, em 1º de novembro de 1972.

39 a. nasce ALESSANDRA SILVESTRI-LEVY, escritora brasileira, em 1º de novembro de 1972.

38 a. nasce AISHWARYA RAI, atriz indiana, em 1º de novembro de 1973.

33 a. nasce LUIZ LÁZARO SACRAMENTO RAMOS – LAZINHO - em 1º de novembro de 1978, em SALVADOR, BAHIA. Começou aos 14 anos sua carreira no Bando do TEATRO OLODUM. Estreou no cinema em 1996 no filme “JENIPAPO” e na televisão, em 2002, no especial da GLOBO “PASTORES DA NOITE”. Em 1998 participou do filme “CINDERELA BAHIANA”, que tinha como estrela CARLA PEREZ, interpretando seu melhor amigo. Em 2000, foi na peça “A MÁQUINA”, de JOÃO FALCÃO, que virou filme anos depois, que RAMOS ficou conhecido pelo público, junto com os atores VLADIMIR BRITCHA, WÁGNER MOURA e GUSTAVO FALCÃO. Todos eles faziam o papel do protagonista ANTÔNIO. Estrelada por MURILO BENÍCIO e PENÉPOLE CRUZ, RAMOS esteve na comédia “O SABOR DA PAIXÃO”. Em 2001, na peça “MAMÃE NÃO PODE SABER”, também de JOÃO FALCÃO, RAMOS interpretava PRISCILA, papel que lhe deu a indicação na categoria melhor ator no prêmio SHELL. O ator VLADIMIR BRITCHA também atuou na comédia. Em 2002, a grande atuação de RAMOS no papel-título do filme “MADAME SATÔ rendeu os prêmios de melhor ator no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o prêmio especial do júri na Mostra Internacional de Cinema SÃO PAULO. No mesmo ano, ele participou do longa “AS TRÊS MARIAS”, no papel de CATREVAGEM. RAMOS estreou na televisão no papel de MASSU, na minissérie “PASTORES DA NOITE”, da GLOBO. No elenco, FERNANDA MONTENEGRO, EDUARDO MOSCOVIS, MATHEUS NATCHERGAELE e STÊNIO GARCIA. Nesse ano ele ainda escreveu a peça infantil “PAPARUTAS”. Em 2003, o quadro “HOMEM OBJETO”, exibido no “FANTÁSTICO”, deu origem è série “SEXO FRÁGIL”, no mesmo ano. RAMOS interpretava FRED e PRISCILA. Também no elenco, BRUNO GARCIA, LUCIO MAURO FILHO, WÁGNER MOURA e ZÉU BRITTO. No mesmo ano, o ator participou de um episódio de “CARGA PESADA”. No papel de EZEQUIEL, o ator participou do filme “CARANDIRU”, de HECTOR BABENCO. No mesmo ano, estrelou “O HOMEM QUE COPIAVA”, no papel de ANDRÉ. A comédia tinha no elenco os atores LEANDRA LEAL, LUANA PIOVANI e PEDRO CARDOSO. Ainda em 2003, participou de “O HOMEM DO ANO”, também com MURILO BENÍCIO. Em 2004, baseado no livro “CRIME E CASTIGO”, de DOSTOIÉVSKI, o filme “NINA” também está no currículo de RAMOS, que viveu um pintor. Também no elenco, GUTA STRESSER, WÁGNER MOURA, SELTON MELLO, RENATA SORRAH e MATHEUS NACHTERGAELE. Em 2005 RAMOS apresentou os quadros “INSTINTO HUMANO” e “OS 5 SENTIDOS”, no “FANTÁSTICO”. Também esteve na minissérie “CARANDIRU – OUTRAS HISTÓRIAS”, baseada no livro de DRÁUZIO VARELLA, na qual interpretou o papel de EZEQUIEL. No especial de fim de ano “LEVANDO A VIDA”, ele fez o papel do motoboy FORMIGA e contracenou com JULIANA PAES. A adaptação para o cinema da peça “A MÁQUINA” teve LÁZARO RAMOS no papel de um louco. No mesmo ano, chegou aos cinemas o elogiado “CIDADE BAIXA”, no qual ele formava um triângulo amoroso com WÁGNER MOURA e ALICE BRAGA. Na comédia “MEU TIO MATOU UM CARA” contracenava com DEBORAH SECCO. Estreou como diretor no documentário sobre TONI TORNADO na série “RETRATOS BRASILEIROS”, no CANAL BRASIL. Em 2006, o papel de FOGUINHO, na novela “COBRAS & LAGARTOS”, da GLOBO, tornou o ator conhecido do grande público e tem arrancado elogios da crítica. Neste ano, o ator dirigiu o programa “ESPELHO”, que também foi exibido no CANAL BRASIL, e o documentário “ZÓZIMO BULBUL”, que fala de um dos primeiros atores negros do país. LÁZARO RAMOS é casado com a atriz TAÍS ARAÚJO.

No dia 31 de outubro de 2008 estreou na GLOBO o seriado (Ó PAI, Ó), mostrando LÁZARO RAMOS como um cantor de axé. Baseado no filme homônimo de MONIQUE GARDEMBERG o primeiro episódio mostrou como ROQUE (LÁZARO RAMOS) virava um cantor de axé que fazia sucesso em SALVADOR. Por conta do êxito da música “MERCADO BRANCO”, QUEIXÃO (MATHEUS NACHTERGAELE) que não perde uma chance de sair no lucro, oferece o estúdio de seu primo ARLINDO WALLACE (GILBERTO LIMA) para a gravação do CD. Mas o que ROQUE não sabe é que seu trabalho cairá nas mãos dos camelôs antes mesmo de ser lançado. Tudo armado pelo ambicioso QUEIXÃO. “Ó PAI, Ó” iria ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 23:05 horas, logo após o “GLOBO REPÓRTER”.

32 a. presidente JOÃO FIGUEIREDO regulamenta a LEI DE ANISTIA em 1º de novembro de 1979.

32 a. anotações em 1º de novembro de 1979: reunião no gabinete do TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ, Comandante Interino do CPChq. Retomada de posição quanto à greve dos metalúrgicos. O choque entra em ritmo quase normal nesta quinta-feira. Apenas o 3º BPChq ficará sempre de prontidão, com três pelotões escalados, até o término da greve. As viaturas de ROTA estarão em condições de agir mediante ordem. Por volta das 11:30 horas uma Companhia do 3º BPChq é deslocada para o CPA/M-2 (ZONA SUL) com o MAJOR PM ISER BRISOLA e CAPITÃO PM CAMARGO. Notícias de possíveis “quebra-quebra” nas indústrias. A tropa segue~m mas não é usada. Passeata à tarde. Avenida NAÇÕES UNIDAS, LARGO 13 DE MAIO são os principais lugares para manifestos dos grevistas. Elaboramos a ORDEM COMPLEMENTAR Nº 01 para domingo (dia 4) e segunda-feira (dia 5). Nada teremos na sexta-feira (FINADOS) e sábado. Ficamos no quartel até 19 horas. Em casa, na TV GLOBO, assisto as notícias sobre a greve e sobre o Golpe de Estado na BOLÍVIA. Cai GUEVARA ARCE e assume o CORONEL BUSCH. WÁLTER GUEVARA ARCE é substituíco por ALBERTO NATUSCH SUBSCH.

30 a. Independência de ANTÍGUA e BARBUDA, em 1º de novembro de 1981.

30 a. nasce THIAGO NEVES FRAGOSO no dia 1º de novembro de 1981. Destacou-se em novelas da GLOBO, como o drogado NANDO em “O CLONE” (2001) e o CAPITÃO ESTÊVÃO na minissérie “A CASA DAS SETE MULHERES” (2003). Interpreta, em 2006, o papel de MARCOS de “O PROFETA”.

28 a. RADIOPATRULHAMENTO AÉREO DA PMESP. Inaugurado em 1º de novembro de 1983. O primeiro vôo de um helicóptero a serviço da PMESP saiu dos fundos do quartel do 2º BPChq.

27 a. nasce DIEGO ANTÔNIO GONÇALVES DE ALMEIDA, em 1º de novembro de 1984. Entrou para a APMBB em 2005. Declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 13 de dezembro de 2008.

24 a. das anotações em 1º de novembro de 1987: às 3 horas da madrugada deste domingo começa o GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO, no circuito de SUZUKA. Embora a Fórmula 1 já tenha seu tricampeão – NELSON PIQUET – assisto essa corrida. GERHARD BERGER vence com reais méritos. Em segundo lugar chega AYRTON SENNA. Em terceiro, STEFAN JOHANSSON. Em quarto, MICHELE ARBORETO. Em quinto, THIERRY BOUTSEN. Em sexto, SATORU NAKAGIMA.

Às 9 horas inicio uma viagem até POÁ, nesse dia de alta temperatura. Levo comigo tia COTA, MÁRCIO e MÔNICA. Minha prima CARMEM e seu marido MANOEL irão de ônibus.

Minha mãe está com a visita da IVONE (irmã de meu primo RENATO VENTURA), seu marido e o MÁRCIO (garotinho de apenas dois anos de idade). Tia COTA e seus netos também visitam minha mãe.

As conversas são em torno da operação da hérnia que meu irmão CARLOS sofreu na semana passada, sobre a minha viagem e outros assuntos da família.

Com data de 10 de outubro, a NAIR manda-me uma carta de PORTUGAL. Pede-me um favor acerca de seu filho MAURÍCIO. Ele nasceu no BRASIL e foi bem pequeno para PORTUGAL. Está com 22 anos. O problema gira em torno do serviço militar. É algo que preciso verificar.

Descanso bem em POÁ, após o almoço. São mais de 17 horas quando vou buscar tia COTA, MÁRCIO e MÔNICA na casa de tia LURDES. Ali converso com ela e com o meu primo WÁLTER.

Retornando a GUARULHOS, conduzo-os até em casa a fim de tomarem café com LUCINDA. A MARIA JAPONESA está visitando-a.

DEN XIAOPING renuncia a direção do PC chinês durante o encerramento do XIII Congresso do PC. Tem ele 83 anos e sai de cena no momento culminante de seu êxito.

24 a. falece RENÉ LÉVESQUE, estadista canadense, em 1º de novembro de 1987. Nasceu em 1922.

23 a. falece LUÍS WÁLTER ALVAREZ, em 1º de novembro de 1988, vencedor do NOBEL DE FÍSICA em 1968. Nasceu em 1911.

22 a. da posse do CORONEL PM CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA no cargo de COMANDANTE GERAL DA PMESP, em 1º de novembro de 1989, por decreto de 31 de outubro de 1989. Substituía o CORONEL PM WILSON CORREA LEITE. Foi exonerado por decreto de 18 de março de 1991, assumindo então o Comando Geral da PMESP o CORONEL PM EDUARDO ASSUMPÇÃO.

21 a. do "MOTELZINHO", inaugurado em 1 º de novembro de 1990.

19 a. falece a "RAINHA MARGOT". É uma ave de estimação da LUCINDA, que morre no dia 1º de novembro de 1992.

19 a. retorna à TERRA a nave norte-americana COLUMBIA com seis astronautas, em 1º de novembro de 1992.

18 a. do pouso da nave espacial COLUMBIA na CALIFÓRNIA com sete astronautas e um laboratório de experimentos com ratos a bordo, depois de 14 dias de uma missão de pesquisa médica que estabeleceu um recorde de permanência e realizou a primeira dessecação de um animal no espaço. A COLÚMBIA tocou a pista da Base Aérea de EDWARDS às 10:06 horas do dia 1º de novembro de 1993. Essa bem sucedida aterrissagem iria ajudar a preparação de astronautas para expedições mais longas.

18 a. falecem: o ator da TV GLOBO, FELIPE PINHEIRO, e o apresentador do programa de TV “ALMOÇO COM AS ESTRELAS", AYRTON RODRIGUES, no dia 1º de novembro de 1993.

18 a. entra em vigor o TRATADO DE MAASTRICHT, ou TRATADO DA UNIÃO EUROPÉIA, que estabelece união monetária, econômica e política da EUROPA, em 1º de novembro de 1993.

17 a. falece PAULO DE TARSO MONTENEGRO, presidente do GRUPO IBOPE, em 1º de novembro de 1994.

17 a. Polícia Militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio SÃO FRANCISCO, em 1º de novembro de 1994.

17 a. no RIO DE JANEIRO, o GENERAL ROBERTO CÂMARA SENA é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas, em 1º de novembro de 1994.

16 a. Congresso nacional africano, do presidente NELSON MANDELA, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da ÁFRICA DO SUL, em 1º de novembro de 1995.

15 a. do ATO RELIGIOSO na REGIÃO DO TÚNEL, divisa de SÃO PAULO (CRUZEIRO) e MINAS GERAIS (PASSA QUATRO), onde compareci com LUCINDA, JOÃO e FATIMA, no dia 1º de novembro de 1996. O Cel. EB ref. ARY CANAVÓ, então Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, esteve no local. LUCINDA aproveitou esta viagem e cumpriu uma antiga promessa em APARECIDA, entregando uma perna de cera (feita por ocasião da trombose sofrida em 16 de novembro de 1987,quando esteve ameaçada de amputação da perna). Naquele 1º de novembro de 1996, veteranos de PASSA QUATRO e de CRUZEIRO, já entrado em idade provecta, bem como os prefeitos das duas cidades, os comandantes do Batalhão da Polícia Militar (LORENA) e de uma Unidade do Exército de PASSA QUATRO cumprimentavam-se como irmãos, sem rancores e nem mágoas da revolução de 1932. Eles (mineiros) e nós (paulistas) combateram naquele fatídico ano, quando muitas vidas foram ceifadas, simplesmente porque o BRASIL não aceitava uma ditadura.

14 a. presídio de ILHA GRANDE, no RIO DE JANEIRO, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da AMÉRICA LATINA, em 1º de novembro de 1997. Outras anotações nesta data: faz muito calor neste sábado. Mais tarde irei até POÁ, a pedido de TIA COTA, a fim de visitar o cemitério daquela cidade. Leio o JORNAL DA TARDE. Na biblioteca, passo uma boa parte do tempo dedicado à leitura de minhas memórias. Por volta das 14 horas vou buscar TIA COTA e minha prima CARMEM para uma viagem até POÁ. LUCINDA não irá porque sente dores na perna esquerda (dia 16 próximo fará dez anos que sofreu uma trombose), além de ter os problemas de casa. O JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA continua com as obras da construção sobre a laje de nossa casa e agora com dificuldades financeiras. Começa a escurecer durante o caminho. Chegamos em POÁ com chuva. Mesmo assim vamos ao cemitério. Agora a chuva é bem fraca. Mesmo assim, TIA COTA prefere ficar no carro. Poucas são as pessoas que estão visitando o lugar santo. A capela está toda pintada de amarelo. Rezemos no túmulo da família. Ali estão os restos mortais de nossos avós maternos, tios EDUARDO, AFFONSO, GERALDO e NETO, tias LOURDES e ANTONIETA, primos LAÉRCIO e WÁLTER. Relembramos com saudade de nossos parentes (também meu pai e MARIZE, minha filha). Encontramos no cemitério com dona RAIMUNDA. Conta ela que o WÁLTER MONTEIRO, nosso colega de infância, foi enterrado ontem. Para mim essa notícia é recebida como um choque. O WÁLTER foi companheiro de minha adolescência e foi a ele que passei o Curso de Admissão que eu administrava, em 1958, em POÁ, quando entrei para a então FORÇA PÚBLICA. Recentemente, ao rever meu diário, nos anos 1950, por inúmeras vezes vi o nome do WÁLTER MONTEIRO. Eu freqüentava a sua casa e ele a minha. É uma perda prematura. O WÁLTER era mais novo do que eu.

Em casa de minha mãe, chegamos às 16 horas. Vamos tomar um café em sua companhia. Ela mandou fazer uma centena de empadinhas. Convida TIA IRENE, minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE para comê-las conosco. Aparece em sua casa o meu primo, CABO PM RENATO VENTURA. Não vejo o meu genro ADALVO nesta tarde. Lembramos que amanhã o meu irmão CARLOS completará 59 anos de idade. Reclama minha mãe do barulho das conversas dos nossos parentes. Sente ela dores nos pés e isso a torna nervosa. Está um pouco atrapalhada nas suas idéias. Deixamos POÁ por volta das 18 horas. Ouço o final de mais uma derrota do CORINTHIANS, sério candidato ao rebaixamento da Divisão Principal do Campeonato Brasileiro. O SPORT venceu o COTINTHIANS por 1 a 0.

No cemitério de POA, nesta tarde, voltam à minha mente duas pessoas que passaram pela minha existência, com muita saudades: meu pai, falecido em 2 de janeiro de 1970 e minha filha MARIZE, que muito sofreu, em 13 de janeiro de 1982. O tempo cicatrizou as amarguras pelas perdas desses dois entes queridos. Acontece que hoje, defronte o JAZIGO DOS FONSECAS, há uma abertura dessas feridas. O consolo é que descansam na paz do Senhor e, naturalmente, já encontraram seus caminhos após a passagem pela Terra. Fica uma recordação dolorida que me faz triste para o resto deste sábado.

13 a. Em 1º de novembro de 1998, 1500 guerrilheiros das frentes 1 e 7 das FARC atacaram o comando da polícia de MITÚ, capital do Departamento de VAUPÉS, perto da fronteira com o BRASIL. A cidade, situada 570 quilômetros a sudoeste de BOGOTÁ, foi severamente destruída na ofensiva dos rebeldes, que usaram metralhadoras, fuzis e foguetes caseiros montados com botijões de gás cheios de dinamite. A ação terminou com 31 mortos e 61 policiais seqüestrados, entre eles LUÍS MENDIETA OVALLE e LUÍS ENRIQUE MURILLO, libertados hoje após 4.242 dias de cativeiro. O Exército colombiano só retomou MITÚ três dias depois do ataque.

13 a. furacão MITCH assusta a AMÉRICA CENTRAL em 1º de novembro de 1998.

13 a. Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do GRUPO HAMAS, em 1º de novembro de 1998.

13 a. de MIKA HAKKINEN sagrando-se campeão mundial de pilotos em SUZUKA – JAPÃO, no dia 1º de novembro de 1998. Em 31 de outubro de 1999, MIKA HAKKINEN tornava-se BICAMPEÃO, também em SUZUKA.



ACONTECEU EM 2 000 : - TERÇA-FEIRA

UM AVIÃO ANTONOV-26, de fabricação russa, da companhia privada angolana ANCARGO, caiu em chamas pouco depois de decolar da cidade de SAURIMO, no norte de ANGOLA. De acordo com as primeiras informações, não há sobreviventes entre os 42 passageiros e 6 tripulantes.



SEIS MILITARES ISRAELENSES e SEIS PALESTINOS foram mortos na CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA, num dos piores dias de confrontos envolvendo civis e forças de segurança dos dois lados.



SÉRVIA E MONTENEGRO é admitida como Estado-Membro da ONU.



ACONTECEU EM 2 001 : - QUINTA-FEIRA

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo está completando 107 anos de fundação. Mantém o ideário de seus fundadores de promover o estudo e o desenvolvimento da História, Geografia e Ciências correlatas, especialmente do Estado de São Paulo, assim como ocupar-se de questões e assuntos literários, artísticos e científicos que possam interessar o País. Atualmente, o Instituto conta com 300 sócios entre titulares, honorários, eméritos, beneméritos, correspondentes nacionais e estrangeiros.



O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES tem um encontro no Monumento-Mausoléu, pela manhã, com o comandante do 12o. BPMM Tenente-Coronel PM CARLOS M. NAKAHARADA, para estudar a questão da manutenção daquele marco histórico de SÃO PAULO. Num telefonema a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no período da tarde, o Sr. MARCONDES conta que o Ten.Cel. NAKAHARADA ficou horrorizado com o estado de conservação em que se encontra o Monumento e disse que irá redigir um documento a respeito. CARLOS é irmão do velho Tenente-Coronel PM LUIZ NAKAHARADA, promovido a esse posto em 15 de dezembro de 1990, ocupando o número um dos tenentes-coronéis do Almanaque dos Oficiais. Todos os coronéis da PM, da ativa, são mais novos do que ele, que teima em permanecer na ativa.



O Presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos e Anexos de GUARULHOS, MAURÍCIO ALVES CORDEIRO, de 42 anos, foi assassinado por volta das 13h30 na esquina das ruas JAIMINHO e ARMINDA DE LIMA, a 50 metros da sede da organização. Ele voltava do almoço quando foi abordado por um homem de cerca de 28 anos, que disparou três tiros. CORDEIRO foi atingido por dois disparos na cabeça e morreu na hora.



TURQUIA REFORÇA TROPAS DOS EUA NA GUERRA CONTRA O AFEGANISTÃO - Único país islâmico integrante da OTAN, a TURQUIA vai enviar tropas para reforçar a ofensiva militar dos EUA contra o AFEGANISTÃO

O Primeiro-Ministro britânico, TONY BLAIR, se reuniu com o Primeiro-Ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, e com o presidente da Autoridade Palestina, YASSER ARAFAT, e pediu negociação de paz.

O terror e a coalizão internacional que luta contra o TALEBAN fizeram ofensivas hoje para angariar aliados. O saudita BIN LADEN exortou os paquistaneses muçulmanos a defenderem o ISLÃ contra o que qualificou de cruzada cristã, em carta enviada a uma TV árabe.



2 002 : - SEXTA-FEIRA

Os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora à meia–noite, amanhã (sábado). O horário de VERÃO vigorará até o dia 16 de fevereiro de 2003. O novo horário será adotado em treze Estados brasileiros. O principal objetivo da medida é desconcentrar o horário de pico de energia elétrica.



Dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA, que se encontra em casa desde o dia 27 de agosto, recebe nesta manhã a visita de sua filha MARIA.

Vou para SÃO PAULO por volta das 11 horas. Sei que o movimento na cidade é bem fraco neste DIA DE TODOS OS SANTOS, decretado ponto facultativo pelo Governador para compensar o DIA DO FUNCIONALISMO (dia 28 de outubro). Realmente, no MMDS, encontro alguns oficiais bem apáticos. Trabalho com: AMÉRICO, ELÁDIO, RONALDO, CRISTIANO, OLIVEIRA e LUZ (estes dois logo partem para um compromisso de segurança no C&A, onde possuem um emprego).

Por volta das 16 horas, estou chegando no Salão de Festas da Capela de SANTO EXPEDITO onde teremos a solenidade do 13º Aniversário da DAMCO. Logo na entrada cumprimento a DIRETORA DOS ASSUNTOS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIOS, Cel. Pfem LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA. Ali já se encontram o Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES. Cel. MARCO ANTÔNIO GERALDINI (Presidente da Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas), Cel. Ref. ÁLVARO (subdiretor do Museu da PM), muitos representantes de Conselhos de Segurança de várias áreas da cidade, Capitão Fem PM SUZUKI, Tenente RENATO. Chegam depois: o Cel. JAIRO PAES DE LIRA (atual comandante da área Norte – CPAM-3), Capitão FERNANDO (Assistente do Comando Geral) e o Coronel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, Comandante Geral, que vai presidir o evento. Na entrega de Medalhas, a Cel. LAUDINÉA recebe a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA das mãos do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES, que está conosco nesta oportunidade, aliás muito boa para ele poder conversar com o comandante geral e com o Cel. JAIRO PAES DE LIRA, fazendo o seu desagravo pelos ataques verbais que vem recebendo do Coronel ARY CANAVÓ. O Tenente–Coronel JOEL DE AUGUSTO é o comandante da tropa formada. Terminada a solenidade militar, apresenta-se uma camerata pelo Coral da Polícia Militar. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES deixa o local um pouco mais cedo porque está com cuidados com sua esposa, dona JÚLIA, adoentada.



Dois homens roubaram hoje o carro utilizado pelo Comandante Geral da PM do RIO, Coronel FRANCISCO BRAZ. O SANTANA AZUL, com placa oficial, foi roubado perto do TÚNEL SANTA BÁRBARA, no CATUMBI, zona norte. O revólver do motorista do veículo, um policial militar, também foi levado.



Presos armados de escopetas, pistolas e revólveres mantiveram sete PMs reféns por dez horas, depois que cinco detentos escaparam da Casa de Custódia Jorge Santana, no Complexo Penitenciário de BANGU, por volta das 5 horas. Um dos fugitivos foi recapturado, mas os outro ainda não haviam sido localizados. A governadora BENEDITA DA SILVA admitiu a existência de “facilitadores” nos presídios e disse que vai puni-los. O diretor do BANGU foi exonerado do cargo.



FALECEU, em BELO HORIZONTE, aos 52 anos, o presidente da DNA PROPAGANDA, DANIEL FREITAS. Ele iniciou suas atividades como redator em 1971. Em 1976, fundou e foi sócio de sua primeira agência, a SETEMBRO PROPAGANDA. Em 1982, fundou a DNA.



POLÍCIA ESTOURA CATIVEIRO E LIBERTA GAROTA DE 8 ANOS. Filha de um dono de churrascaria passou 16 dias em um cativeiro na Favela PARAISÓPOLIS e foi solta após uma denúncia anônima. “Vocês vão me levar de novo?”, perguntou a pequena KEITE CRISTINA MENDES. Ela achava que a ASPIRANTE A OFICIAL ROSANA FERREIRA DE SOUZA era uma das integrantes da quadrilha de seqüestradores que havia lhe mantido refém por 16 dias. ROSANA fazia parte da equipe de vinte PMs que “estouraram” o cativeiro ontem à noite. CÍCERO COSTA, que vigiava a refém, foi preso. KEITE foi seqüestrada no dia 15 de outubro. A mãe e a filha foram surpreendidas no bairro de SANTO AMARO, onde fica a escola de KEITE. Os criminosos chegaram numa KOMBI e fingiram ser policiais. Quando a mãe percebeu a farsa, já haviam colocado a menina no carro.



FABRÍCIO JOSÉ KLEIN, filho do ex–ministro dos TRANSPORTES, ODACIR KLEIN, ficou livre da punição, por prescrição de pena, do homicídio pelo atropelamento ao pedreiro ELIAS DE OLIVEIRA JÚNIOR, em BRASÍLIA, em agosto de 1996.



Hoje, pela manhã, foi enterrado o casal VON RICHTHOFEN, assassinado ontem. ALBERT VON RICHTHOFEN se formou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1975. Era alemão, mas naturalizado brasileiro. Em junho, se tornou um dos diretores da DERSA, onde trabalhava desde 1988. Era parente do famoso BARÃO VERMELHO. Sua esposa, MARÍSIA, tinha um consultório na RUA REPÚBLICA DO IRAQUE, também no CAMPO BELO. O casal havia se mudado há poucos meses para essa residência.



Calmaria absoluta no mercado financeiro, no último dia da semana da eleição do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o mesmo que, quando candidato, era apontado como responsável pela disparada do dólar e queda da Bolsa de Valores. Fica cada vez mais claro, com os resultados de hoje, que todo o catastrofismo do período eleitoral só foi vantajoso para o jogo do bilhão, para a especulação desenfreada. O DÓLAR caiu 0,82%, cotado a R$ 3,60.



O amazonense ANTÔNIO PIZZONIA, de 22 anos, conhecido como JUNGLE BOY (MENINO DA SELVA) será titular da JAGUAR no próximo Mundial de Fórmula 1. O anúncio oficial de sua contratação foi feito hoje em LONDRES por NIKI LAUDA, diretor da equipe. PIZZONIA será o 16º brasileiro a disputar um GP da categoria quando alinhar para a largada da prova que abre o campeonato de 2003, dia 9 de março, na AUSTRÁLIA. A JAGUAR decidiu mudar seus dois pilotos para 2003. Dispensou o veterano EDDIE IRVINE, 36 anos, e o fraco PEDRO DE LA ROSA, 32 anos, para colocar dois novatos em seus lugares. PIZZONIA fará sua estréia na F-1 e o outro piloto contratado, MARK WEBBER, de 26 anos, vai para a sua segunda temporada – ele correu neste ano pela MINARDI e marcou dois pontos.



Menos de 48 horas depois de inaugurada a estátua em homenagem ao centenário do poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE se tornou o novo alvo da ação de vândalos no RIO. Instalado sobre um banco no calçadão de COPACABANA, próximo ao POSTO SEIS, o monumento amanheceu pichado hoje. Segundo testemunhas, por volta das 6h30 seis menores teriam pichado a estátua. Acionada por moradores, a COMLURB enviou dois garis ao local. Em menos de uma hora, eles concluíram a limpeza do monumento. O ato de vandalismo revoltou quem passava hoje pelo calçadão.



A TERRA voltou a tremer três vezes hoje no sudeste da ITÁLIA enquanto equipes resgatavam os últimos corpos dos escombros da escola que desabara na véspera, na pequena SAN GIULIANO DI PUBLIA, devido a um forte terremoto. Morreram soterradas 26 crianças de idade entre 6 e 10 anos. PIA, de 9 anos, um dos sobreviventes, contou: “Eu me lembro que a professora estava falando e então sentimos o chão mexer bastante e o teto caiu sobre nossas cabeças”.



O ossário que pode ser a primeira prova da existência de JESUS sofreu uma série de danos ao ser transportado de ISRAEL para o CANADÁ, onde será exibido ao púbico no MUSEU DE ONTÁRIO. A peça, de 2 mil anos, foi encontrada em ISRAEL e traz a inscrição “TIAGO, FILHO DE JOSÉ, IRMÃO DE JESUS”. De acordo com o pesquisador ANDRÉ LEMAIRE, da Universidade de SORBONNE, o objeto pode ser a urna onde os ossos do irmão de JESUS foram guardados. De acordo com a rede de TV CBS, o ossário chegou ontem em TORONTO e outras rachaduras se formaram na parte de trás e na frente do objeto. Uma das rachaduras chegou a cortar a inscrição. Ainda assim, a exposição será aberta no dia 26 de novembro.



ENCERRADO pela Justiça britânica o processo contra PAUL BURRELL, ex–mordomo da princesa DIANA, acusado de roubar mais de 300 peças do espólio da família real, entre fotografias, cartas, CDs e jóias. Os objetos foram encontrados na casa do mordomo. O juiz decidiu arquivar o processo depois que a rainha ELIZABETH defendeu BURRELL, afirmando que ele havia guardado os objetos para protegê-los. Segundo a rainha, o mordomo tinha contado isso a ela depois da morte da princesa. Em LONDRES.



SOBREVIVEU à queda de mil metros o pára-quedista iugoslavo DRAGAN CURCIC. Ele sofreu apenas ferimentos leves depois que seus dois pára-quedas (o principal e o reserva) se enroscaram quando se soltaram ao mesmo tempo. Em BELGRADO, IUGOSLÁVIA.



2 003 : - SÁBADO

DIÁRIO DE SÃO PAULO, de 1º de novembro de 2003, página A3: PROPAGANDA – O OBELISCO, que passa por reformas, estava ontem completamente coberto por uma tela estampada com propaganda da operadora de celular que está financiando a obra. Na quarta-feira, a tela cobria apenas uma pequena parte do monumento. A propaganda foi autorizada pelo Governo do Estado.

O jornal ainda traz a notícia de que “uma garagem será construída sob o canteiro central do OBELISCO e outra, perto do prédio da BIENAL”.



Esse é um sábado desagradável. Apenas aproveito-o para tratar da minha papelada, colocando em dia os arquivos, principalmente o eletrônico.

Na tarde, aproveitando uma enorme caixa de papelão que ganhei da MARLENE (uma caixa que comportou uma TV que ela adquiriu no mês passado), coloquei-a num local de minha biblioteca, arquivando papéis muito antigos: boletins gerais do ano de 1962 (quando eu era aluno oficial do 2º ano do CFO); Boletins regimentais do 31º Batalhão de Polícia Militar, relativos aos meses de abril, maio e junho de 1972 (nesse batalhão eu trabalhei como capitão); jornais de 29 de abril a 20 de dezembro de 1972 , de dezembro de 1973 a janeiro de 1974 e de junho a dezembro de 1974; revistas CRUZEIRO de 27 dezembro de 1972 a 16 de maio de 1973. Isso demanda algumas horas deste sábado e também traz recordações de um tempo de minha vida que estava “esquecido”. Como trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, revejo o que foi o 42º aniversário do 9 DE JULHO do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. Os principais pontos dessa comemoração eu transporto para as minhas memórias.



O PALMEIRAS empatou em 1 a 1 com o BOTAFOGO, no RIO, em seu primeiro jogo no quadrangular final da Série B do CAMPEONATO BRASILEIRO. Com o campo castigado pela chuva no começo do jogo, o VERDÃO perdeu sua principal arma, a velocidade. No outro jogo, SPORT e MARÍLIA ficaram no 0 a 0, no RECIFE. Os quatro times estão iguais na classificação.



2 004 : - SEGUNDA-FEIRA

Hoje, à meia-noite, começa o horário de verão. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora em onze Estados brasileiros, inclusive SÃO PAULO. O novo horário permanece até o dia 20 de fevereiro de 2005. Neste ano, o horário de verão foi adiado por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, para não atrapalhar o segundo turno das eleições municipais. A medida foi tomada com o intuito de evitar problemas com o funcionamento das urnas eletrônicas.



Embora hoje seja um dia sem movimento na cidade, por causa do feriado prolongado, vou para SÃO PAULO, principalmente porque preciso arrumar dinheiro no BANESPA (amanhã, dia de FINADOS, pretendemos visitar o cemitério de POÁ). Depois, vamos apreciar a fala do AMÉRICO ao relatar o que foi seu estágio em FLORIANÓPOLIS (retornou ontem à tarde). Isso vai ocupar uma boa parte da tarde. Os comentários sobre a vitória de JOSÉ SERRA também são inevitáveis. E acontecem discussões, porque há, infelizmente, oficiais partidários da MARTA SUPLICY e que tentam justificar sua derrota. Mas, por volta das 16 horas, estou regressando para GUARULHOS. Nada sabemos a respeito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, fechada nesta segunda-feira, mas é aguardada a reunião de 4 de novembro, do CONSELHO SUPREMO, onde preponderará o estudo do novo estatuto.



O prefeito eleito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, defendeu hoje a abertura de um processo de transição para que sua equipe possa ter conhecimento da real situação da Prefeitura antes da posse. Ele disse que aguarda a iniciativa da gestão da prefeita MARTA SUPLICY para formar uma equipe para o trabalho conjunto, mas líderes tucanos admitem que podem procurar os petistas. Em contrapartida, o presidente de Câmara Municipal, o petista ARSELINO TATTO, disse que o partido pode propor o fim das taxas de luz e lixo.

MARTA SUPLICY evitou a imprensa hoje e viajou com o marido, LUÍS FAVRE, para fora da cidade. A derrota provocou um rebuliço no partido. Embora ela ainda não tenha definido seu destino político, já há um caldeirão de especulações. Parte de seu grupo político defende sua ida para a presidência do PT paulista. Outros, no entanto, acham que o cargo é muito pequeno para ela. Atualmente, a prefeita já é vice-presidente nacional do PT. Se depender do presidente LULA, porém, MARTA poderá presidir o Instituto da Cidadania, uma organização não-governamental criada por ele. LULA já disse, em conversas reservadas, que gostaria que MARTA cuidasse de seu programa de governo em 2006, quando disputará a reeleição. MARTA tem dito, no entanto, que ainda não quer pensar no futuro. Não gosta nem de falar sobre isso. Por ora, espera receber apoio, não ser alvo de futricas. Um dia depois da derrota, petistas continuaram hoje procurando os erros cometidos na campanha de MARTA. As maiores críticas recaem sobre LUÍS FAVRE, marido da prefeita, e a falta de aliança com o PMDB, recusada por ela no primeiro turno. O publicitário DUDA MENDONÇA, responsável pelo programa de TV de MARTA, também recebeu estocadas.



A região da Praça RAMOS DE AZEVEDO, no centro, virou cenário de guerra hoje de madrugada, durante meia hora de confronto entre a Polícia Militar e cerca de 400 SEM-TETO que invadiram um prédio de dez andares da rua CONSELHEIRO CRISPINIANO, 125. Os invasores partiram com paus, pedras e garrafas para cima dos PMs, que revidaram com bombas de efeito moral e tiros de borracha. Duas pessoas que não tinham relação com a ocupação ficaram levemente feridas. Duas outras foram detidas, mas liberadas horas depois. Ao todo, os SEM-TETO tentaram invadir sete imóveis na Capital no início da madrugada. Quatro permanecem ocupados.



Muitos paulistanos já visitaram os jazigos e sepulturas de familiares hoje, véspera do DIA DE FINADOS. A intenção foi evitar os cemitérios lotados e conseguir com calma, homenagear os mortos. O túmulo de ANTONINHO ROCHA MARMO, garoto que rezava missas e morreu de tuberculose em 1930, estava repleto de homenagens. No cemitério do ARAÇÁ, DIRCE ENGLER LOPES DA SILVA e ROA MARIA RIBEIRO MARMIROLI enfeitavam com flores o jazigo onde os filhos, AUGUSTO ENGLER LOPES DA SILVA e AMANDA RIBEIRO MARMIROLI estão sepultados. O casal estava noivo e morreu em um acidente de carro em 1999. O massacre de sete moradores de rua executados a pauladas em agosto será alvo de homenagens que serão prestadas amanhã no Cemitério DOM BOSCO, em PERUS, na zona norte, aos infelizes executados. O arcebispo emérito de SÃO PAULO, dom PAULO EVARISTO ARNS e o padre JÚLIO LANCELLOTTI, da PASTORAL DO POVO DA RUA, rezarão uma missa às 10 horas. Vinte mil pessoas são esperadas para participar da CAMINHADA PELA PAZ E PELA VIDA, que terá o seu ponto alto às 10 horas, no Cemitério SÃO LUÍS, na zona sul.



Aproximadamente duas toneladas de maconha foram apreendidas em um ônibus de turismo na região de BOTUCATU, a 225 km de SÃO PAULO. O carregamento abasteceria a CRACOLÂNDIA, na região central da Capital. Nove pessoas foram presas. A apreensão ocorreu por volta das 5 horas de domingo, 31 de outubro, em um posto de gasolina no km 232 da rodovia CASTELLO BRANCO, na região de BOTUCATU. O carregamento de drogas foi descoberto graças a uma denúncia anônima.



MILA PERILLO BORGUETTI, de 21 anos, prima em 2º grau do governador de GOIÁS, MARCONI PERILLO, foi enterrada hoje em GOIÂNIA. O carro em que ela estava com duas amigas, bateu em um poste após ser perseguida no GUARUJÁ. O advogado de LÚCIO MAURO SILVEIRA, apontado pela polícia como o autor da perseguição, fez contato hoje com o delegado que investiga o acidente. Seu cliente está foragido. MILA e as amigas JULIANA CARNEIRO ANDREONI, de 27 anos, e ADRIANE GRUITER, de 31, haviam tido uma discussão com a gerência da casa noturna AVELINO´S, na praia do PEREQUÊ, por causa de uma conta de seiscentos reais. SILVEIRA – que seria marido da sócia da boate – teria fechado o carro delas com um XSARA PICASSO e provocado a batida em uma árvore. O advogado dele disse que tudo não passou de um acidente de trânsito comum.



Num dia de fúria animal, nove cachorros mataram hoje uma senhora de 77 anos, em LARANJEIRAS, no RIO. MARIA DA GLÓRIA GASPAR estava sozinha em seu apartamento, onde morava com a filha e dois netos e ajudava a criar nove cães (número acrescido a duas semanas de uma ninhada de sete filhotes). Atacada, gritou por socorro, mas teve seus gritos abafados pelos latidos dos animais. Quando os bombeiros chegaram ao local, ela estava desacordada, com a perna direita dilacerada e tinha mordidas por todo o corpo. Levada ao hospital, não resistiu e morreu. MARIA DA GLÓRIA morava com a filha, MÔNICA SAMPAIO, e dois netos, um deles de 8 anos. MÔNICA, a dona dos cães, não estava em casa quando a mãe foi atacada. Ela não quis falar sobre a tragédia.



O corpo do bicheiro WALDEMIRO PAES GARCIA, de 77 anos, o “MIRO”, foi velado hoje de manhã na quadra do SALGUEIRO. O bicheiro era presidente de honra da escola e morreu na noite do domingo, 31 de outubro, na clínica RIO MAR, na BARRA DA TIJUCA, zona oeste do RIO. Estava internado havia alguns dias, com problemas pulmonares. O corpo de MIRO foi enterrado no cemitério JARDIM DA SAUDADE, à tarde. Em 28 de setembro, o seu filho WALDEMIR GARCIA, o “MANINHO”, morreu assassinado.



A equipe HONDA anunciou nesta segunda-feira que não renovará o contrato com o piloto de MOTOGP ALEXANDRE BARROS. O brasileiro chegou à escuderia – a mais forte da categoria – no início da temporada, mas não obteve nenhuma vitória, conquistando apenas um segundo lugar. BARROS terminou o MUNDIAL na quarta colocação.



O BRASIL enfrentará GRÉCIA, MÉXICO e o JAPÃO na primeira fase da COPA DAS CONFEDERAÇÕES de 2005, na ALEMANHA. Hoje, em FRANKFURT, ocorreu o sorteio das chaves e, para a emoção de ZICO, a seleção japonesa caiu no grupo do BRASIL. ZICO, porém, já manda um recado a CARLOS ALBERTO PARREIRA: “No futebol, ninguém ganha mais apenas com o nome”. O grupo do BRASIL não é dos mais fáceis. A seleção estréia contra a GRÉCIA, atual campeã da EUROPA, no dia 16 de junho de 2005, em LEIPZIG. O segundo jogo do time de PARREIRA será no dia 19 de junho, contra o MÉXICO, campeão da COPA OURO. Mas a partida mais esperada deve ser mesmo com o JAPÃO, em COLÔNIA, no dia 22 de junho. Será a primeira vez que ZICO terá a missão de vencer o BRASIL. “O pior momento será quando tocar os hinos. Trabalho há 13 anos no JAPÃO, que é a minha segunda casa. Vou ter de me preparar psicologicamente para não deixar que a emoção influencie no trabalho”, afirmou ZICO.



Notas de yen antigas são trocadas por novas no JAPÃO.



SETOUCHI recebe estatuto de cidade.



O URUGUAI fez história no domingo, dia 31 de outubro, ao eleger o primeiro presidente de esquerda do país, TABARÉ VÁZQUEZ, da FRENTE AMPLA, quebrando o revezamento no poder dos tradicionais partidos, NACIONAL (BLANCO) e COLORADO, desde o século XIX. VÁZQUEZ tomará posse no dia 1 º de março para um período de cinco anos. O voto é obrigatório no URUGUAI.



O vice-prefeito de BAGDÁ, HATIM KAMIL, foi morto a tiros, hoje, em BAGDÁ, quando se dirigia com seu automóvel para a sede do governo. A polícia afirmou que ele foi atingido por tiros por um grupo de homens que viajava em outro carro na estrada de DOURA (sul da cidade). Extremistas do grupo ANSAR AL-SUBBAHM assumiram a autoria do atentado.



Um palestino de 16 anos detonou, hoje, uma bomba com 5 quilos de explosivos em mercado de TEL-AVIV, em ISRAEL, num momento em que o local estava lotado. A explosão matou quatro pessoas (inclusive o suicida) e feriu outras 32. Dirigentes da Autoridade Nacional Palestina e o presidente YASSER ARAFAT condenaram o atentado, o primeiro em ISRAEL desde o dia 22 de setembro, quando uma mulher-bomba matou dois policiais ao explodir-se em JERUSALÉM.



FALECEU o escritor ALAIN FOURNIER, mais conhecido pela sigla ADG, e considerado um dos melhores autores franceses de romance policial, após longa enfermidade, aos 56 anos. Autodidata, ele se destacou por sua escritura poética e gosto pelas intrigas. A DIVINE SURPRISE e JUSTE UM RIGOLO são algumas de suas obras mais conhecidas.



ROUBADOS da Federação Eqüestre da IRLANDA documentos relacionados à suspeita de doping do cavalo “WATERFORD CRYSTAL” na Olimpíada de ATENAS. Montado por CIAN O´CONNOR, o animal conquistou a única medalha de ouro da IRLANDA nos Jogos, na prova de saltos individual. Horas antes do furto, também fora revelado o sumiço da contraprova do exame de sangue de WATERFORD. Se confirmada a suspeita de doping, o brasileiro RODRIGO PESSOA, o segundo colocado, ficará com o ouro. Em DUBLIN, na IRLANDA.



2 005 : - TERÇA-FEIRA

Muito frio pela manhã. Levanto tarde. Pouco trabalho no computador. Não apresenta novidades, pela primeira vez. Telefono ao PEDRO cancelando a sua vinda para tirar defeitos que, segundo parece, foram sanados ontem quando ele trouxe um novo HD.

Telefono para a DAMCO. Trata-se de saber se os diplomas das medalhas que serão entregues na LAPA, dia 7 de novembro, já foram assinados pelo Conselho de Honrarias e Mérito. O SARGENTO MÁRIO informa que um estafeta irá buscar esses diplomas ainda hoje. Passo essa notícia para o celular do TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA, bem como para o presidente do núcleo da LAPA, Professor JOSÉ CARLOS.

Chego muito tarde para a reunião dos oficiais. Eles já estão tomando destino. Também, logo depois, estou indo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM MENDES ali já se encontra. Mostra, todo entusiasmado, o registro das nossas duas funcionárias, inclusive já efetuando hoje o pagamento correspondente aos vales-transporte do mês iniciante. Também já está pago o débito do crédito rotativo, que fica reduzido a apenas mil reais, para qualquer eventualidade de última hora. Graças ao esforço do meu companheiro, aos poucos o MMDC vai entrando numa fase de completa credibilidade, sem dívidas ou quaisquer outras complicações. O presidente não virá hoje à Sociedade.

Recebo uma comunicação, via fone, que acabaram de instalar a internet no meu computador.

O MENDES recebe a visita do CARLOS, de SÃO BERNARDO DO CAMPO, pessoa interessada em fundar uma Sociedade Veteranos de 32-MMDC naquele município. Durante um bom tempo ele permanece conosco, trocando idéias sobre a criação dessa filial nossa. Hoje é dia de rodízio do carro que está usando e saímos da Sociedade um pouco depois das 16 horas.

Em casa, MARLENE e LUCINDA contam que a internet foi instalada. Mas ao tentar usar a mesma, nada consigo. As primeiras tentativas de entrar na internet são frustrantes.



Beneficiado pela falta de provas, o deputado SANDRO MABEL (PL-GO) se tornou hoje o primeiro acusado pelas CPIs DOS CORREIOS e do MENSALÃO a se livrar da condenação no processo de cassação de mandato. O Conselho de Ética da Câmara recomendou por unanimidade o arquivamento do caso. A recomendação vai agora para o plenário da Câmara. MABEL foi acusado pela deputada RAQUEL TEIXEIRA (GO) de ter oferecido um milhão de reais para que ela trocasse o PSDB pelo PL.



Depois de reconquistar a liberdade, por decisão do Supremo Tribunal Federal, PAULO MALUF retornou domingo, dia 30 de outubro, a CAMPOS DE JORDÃO, para descansar com a mulher, SYLVIA. Hoje, o ex-prefeito apareceu em público. Acompanhado de uma prima, dois casais e três seguranças, ele chegou às 11:50 horas ao PASTELÃO DOS ARTISTAS, no CAPIVARI. Fazia treze graus na montanha. Com o rosto barbeado, aparentando boa disposição, MALUF encostou seu CORVETTE azul marinho, saudou JOSÉ ARIMATÉIA, o MAZU, proprietário da casa, e sentou-se à mesa 10, onde consumiu dois pastéis de carne e ovo, que temperou com vinagrete, e 3 latinhas de cerveja. Evitou a pimenta, que os médicos vetaram. O ex-prefeito permaneceu do PASTELÃO por quase duas horas. Reclamou do cerco à sua família – o filho mais velho, FLÁVIO, ficou preso com ele na Polícia Federal durante 40 dias. “Ataquei vários políticos, mas nunca ataquei a família de ninguém”, protestou. Ele comentou que sua prisão foi injusta.



“Estou voltando para casa, já moro perto do cemitério, quando eu morrer, vou a pé”. A declaração é do palhaço GEORGE SAVALLA GOMES, o “CAREQUINHA”, de 90 anos, que estava internado havia 20 dias na UTI da Clínica VITACOR, em SÃO GONÇALO, na região metropolitana do RIO. Recebeu alta hoje, recuperado da pneumonia e do quadro de desidratação. Acompanhado de parentes, entre eles o bisneto IAGO, de 6 anos, com uma camisa do BATMAN, que não parava de beija-lo, CAREQUINHA tirou fotografias com as enfermeiras e recebeu a reportagem na ante-sala da UTI. “Isso aqui não é hospital, é hotel. Tive a sorte de dar três voltas no BRASIL fazendo shows. Me levantaram, salvaram a minha vida, agora vou dar mais duas voltas, e o primeiro show vai ser aqui no hotel, dia 25”, declarou. No início da década de 1980, CAREQUINHA tinha um programa na extinta REDE MANCHETE, e foi substituído por XUXA. O médico LEANDRO DE SOUZA disse que o palhaço deverá ficar em observação por um mês, por causa de uma obstrução na uretra.



Um dos suspeitos de ter contraído febre maculosa, o superintendente da Vigilância Sanitária do RIO, FERNANDO VILLAS BÔAS FILHO, de 41 anos, morreu hoje. Assim como o jornalista ROBERTO MOURA, morto na quarta-feira, dia 27, ele foi inicialmente tratado como paciente de dengue hemorrágica. Já o aposentado que também esteve na pousada CAPIM LIMÃO, em ITAIPAVA, permanece em estado grave no Hospital SÃO LUCAS, em COPACABANA. O resultado dos exames que podem confirmar a doença será divulgado amanhã pela FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ.



O telefone do Hospital SÃO PAULO, na VILA CLEMENTINO, na zona sul, não parou de tocar, hoje. Os chamados vinham das mais variadas áreas da Capital. Quase todos buscavam detalhes do paciente que está internado na unidade há quase três meses, em coma absoluto e sem nenhuma identificação. Infelizmente, nenhum dos telefonemas tinha do outro lado da linha um parente do rapaz. O corpo médico do hospital está intrigado com a situação de uma pessoa de pele branca, alta, do sexo masculino, aparentemente de classe média, com cerca de 30 anos, levada ao setor de emergência na madrugada do dia 21 de agosto. Com traumas no abdômen e na cabeça, o paciente foi trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Provavelmente teria sido vítima de um atropelamento na região da Rua FUNCHAL, na VILA OLÍMPIA, zona sul, bairro repleto de danceterias e onde a vida noturna ferve.



LIBERTADO o senador cassado LUIZ ESTÊVÃO, preso por ter chamado um tenente do Corpo de Bombeiros de “bicha, incompetente e mentiroso”. Em BRASÍLIA.



A rede terrorista AL-QAEDA, do xeque saudita OSAMA BIN LADEN, elegeu uma nova vítima. Desta vez é o ator OMAR SHARIF.Motivo: ele estaria “traindo” o islamismo ao interpretar o papel do apóstolo PEDRO em um filme italiano. O caso de SHARIF faz lembrar o do escritor britânico de origem indiana SALMAN RUSHDIE, jurado de morte por extremistas islâmicos do IRÃ por causa do livro VERSOS SATÂNICOS. Astro de filmes antológicos como DOUTOR JIVAGO e LAWRENCE DA ARÁBIA, ainda menino SHARIF mudou-se com a família do LÍBANO para o Egito. Anos depois, se converteu ao islamismo e trocou seu verdadeiro nome (MICHAEL SHALHOUB) para poder se casar com a famosa atriz egípcia FATEN HAMAMA. A ameaça da AL-QAEDA foi divulgada pela imprensa egípcia e circulou por um site da internet utilizado com freqüência pela rede de BIN LADEN para divulgar seus comunicados.



O presidente de CUBA, FIDEL CASTRO, pediu “uma estátua” para DIEGO MARADONA pela decisão do ex-jogador de liderar, na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, em MAR DEL PLATA, uma manifestação contra a visita do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, à ARGENTINA. A declaração de MARADONA foi feita em HAVANA, quando o ídolo do futebol argentino entrevistou o líder cubano para seu programa de TV “A NOITE DO DEZ”. MARADONA classificou o presidente dos EUA de “assassino”.



O ex-presidente CARLOS MENEM, da ARGENTINA, negou que esteja separado de sua mulher, a apresentadora CECILIA BOLOCCO, e disse que não se divorciaria dela “nem louco”. No início da semana, jornais argentinos afirmaram que ela estava insatisfeita com o distanciamento do marido.



Um menino de entre 10 e 13 anos, com um cinturão de explosivos, se lançou hoje contra um comboio onde estava o chefe de polícia, GENERAL JATTAB ABDALÁ AREB, em KIRKUT, 250 km ao norte de BAGDÁ. O menino morreu na hora e o chefe policial ficou ferido.



CONCORDARAM o governo da CORÉIA DO SUL e o da CORÉIA DO NORTE, ela primeira vez em sua história, em inscrever uma única equipe para disputar os JOGOS ASIÁTICOS de 2006, em MACAU, e a OLIMPÍADA DE 2008, na CHINA. Separadas há mais de cinqüenta anos e em tensão constante, as duas CORÉIAS pretendem demonstrar que estão construindo relações além da zona desmilitarizada. Nos JOGOS OLÍMPICOS DE 2004, A CORÉIA DO NORTE ganhou cinco medalhas, enquanto a do SUL levou trinta. Juntas, teriam sido classificadas em primeiro lugar. Em SEUL.



2 006 : - QUARTA-FEIRA

Na madrugada, pancadas intermitentes de chuva. A manhã toda dessa quarta-feira choveu dessa maneira. Não consigo colocar em minhas memórias todos os acontecimentos do último dia de outubro. Trabalho no computador até as 11 horas.

O trânsito em SÃO PAULO já amanheceu complicado. Às 9 horas, a CET registrou 160 km de lentidão (o terceiro maior congestionamento do ano no período da manhã) A média nesse horário é de 63 km. A chuva deixou a pista escorregadia e ocorreram vários acidentes. Quedas de motociclistas, colisão entre automóveis e atropelamentos. Um dos mais graves ocorreu no final da manhã. Um motoboy caiu na Marginal TIETÊ, perto da Ponte TATUAPÉ, na pista sentido AYRTON SENNA. A faixa da direita ficou interditada.

A condução está muito ruim. Viajo de pé num ônibus que leva mais de duas horas para chegar na ARMÊNIA. Isso prejudicou a segunda parte do relatório do MARIO MARGARIDO, a respeito da megaoperação “SÃO GERALDO”. Ficará para sexta-feira, dia 3.

No dia do encontro das quartas-feiras, vamos ter no MMDC as presenças do presidente GINO, do vice CORONEL MENDES, do advogado ANTÔNIO FROTA, do diretor de comunicações, NACLÉRIO HOMEM, do ALDO STRUFFALDI, da professora MARIA ODETE, do CORONEL ARY CANAVÓ e do associado NEVES. MARIA ODETE trouxe-me o micro-filme de uma folha do jornal DIÁRIO DA NOITE, de 1963, conforme me foi solicitado pelo CORONEL BEZERRA.

FROTA comenta a realização da audiência de conciliação no caso DUAILIBI (em 26 de outubro). Naturalmente não haveria conciliação, pois o publicitário fez uma grande besteira em publicar um artigo altamente difamatório, em dezembro de 2005.

Chove o dia todo. O MENDES tem dificuldade em dirigir seu carro, quando deixamos o MMDC. Fico na ARMÊNIA. O regresso também foi muito complicado. Além da chuva a complicação maior é a saída do paulistano para um feriadão (FINADOS cai numa quinta-feira e muita gente “enforca” a sexta-feira). Às 17:30 horas, já havia 166 km de lentidão, sendo que a média é de 56 km. A chuva que atingiu a Capital durante todo o dia provocou 27 pontos de alagamento, causando também problemas no trânsito.

LUCINDA mostra-me um pedido de sua irmã MARGARIDA. Ela anotou a entrada da MARGARIDA no Consórcio ALMEIDA PRADO em 1º de março de 1973. Esteve nessa firma até 14 de agosto de 1974, quando o consórcio foi à falência. Quer ela algum comprovante da existência desse Consórcio, para fins trabalhistas. Ainda nesta noite, começo a consultar minhas memórias dentro desse período.

Relembro os tempos em que trabalhei no COMANDO DE POLICIAMENTO OSTENSIVO DA CAPITAL (COPOC), criado em caráter experimental, em 1973, por 120 dias. Era sub-chefe do COPOM, e a chefia era do CAPITÃO REIZO NISHI. Entre os capitães que chefiavam as equipes: CARVALHO (depois substituído por ARMANDO CLÁUDIO DE MORAES NOVAES), ROZENFELDO MARZOLA, JOÃO VARGAS FILHO, CARIBÉ. Entre os tenentes: TAVARES, REZENDE, UPNEK, ALMEIDA.

O CORONEL CLÁUDIO DE SOUZA era o Comandante do Policiamento Ostensivo da Capital. Somente em 5 de junho de 1973 o Boletim Geral publicava a designação do CORONEL CLÁUDIO DE SOUZA para a DIRETORIA ADMINISTRATIVA e a sua substituição pelo CORONEL SYDNEY GIMENEZ PALÁCIOS. A passagem de Comando realizar-se-ia em 15 de junho daquele ano.

No Comando Geral da POLÍCIA MILITAR (ex-FORÇA PÚBLICA) estava o CORONEL THEODORO CABETTE. O GENERAL SÉRVULO MOTTA LIMA era o Secretário da Segurança Pública.

LUCINDA morava na Rua SÃO JORGE, Nº 10. Mas faria sua mudança para a Avenida MÁXIMO GONÇALVES, nº 1108, no dia 9 de maio de 1973. Essa casa foi alugada de dona ANTÔNIA e Sr. ALARICO.

Na Sub-Chefia do COPOM, trabalhei muito na minuta de uma nova Diretriz para o policiamento de rádio-patrulha.



Em reunião com os ministros da área econômica, o presidente LULA agiu hoje para acabar com o “fogo amigo” contra o presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES. Num recado aos desenvolvimentistas, disse estar satisfeito com o controle da inflação e insistiu que outros pilares da política econômica, como orçamento equilibrado e superávit primário, não mudarão. Participaram GUIDO MANTEGA (FAZENDA), DILMA ROUSSEFF (CASA CIVIL), LUIZ FERNANDO FURLAN (DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA e COMÉRCIO EXTERIOR) e PAULO BERNARDO (PLANEJAMENTO). LULA pediu sugestões para o crescimento e os ministros concordaram em 4 pontos: contenção de despesas, corte de tributos sobre os investimentos privados, investimentos em infra-estrutura e melhor gestão da máquina.



A crise nos aeroportos, causada pela operação-padrão dos operadores de vôo, provocou irritação e cobranças do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. “Quer dizer que estamos reféns dos controladores?”, quis saber LULA, em reunião com assessores, ontem, no Planalto. Ele chegou a dar socos na mesa. Além do comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, estavam presentes. Estavam presentes: os ministros da Defesa, Waldir Pires, e da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, e os presidentes da INFRAERO, JOSÉ CARLOS PEREIRA e da Agência Nacional de Aviação Civil, MILTON ZUANAZZI.

Quer dizer que nós estamos reféns dos seqüestradores, quis saber LULA, em reunião com assessores, terça-feira, no Planalto. Ele chegou a dar socos na mesa.



O ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia de SÃO PAULO, ANDRÉ DI RÍSSIO, foi novamente denunciado à Justiça hoje, agora por promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), que o acusam de corrupção passiva em duas ocasiões e advocacia administrativa (patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário público). Os promotores pedem também a perda do cargo público em caso de condenação.

O delegado, que estava internado no Hospital OSVALDO CRUZ há 12 dias, retornou hoje ao Presídio da Polícia Civil, onde cumpre prisão preventiva. A internação ocorreu em 20 de outubro, um dia após a Justiça Federal decretar sua prisão pela segunda vez.



Bravo e competente CORINTHIANS. Cheio de desfalques, onze para ser preciso, cansado após 12 horas de viagem e ainda ameaçado de rebaixamento, a equipe não tomou conhecimento do FORTALEZA, aplicou sua primeira goleada no CAMPEONATO BRASILEIRO, 4 a 0, e saiu do sufoco da competição.

Nervoso, desorganizado e inseguro, o PALMEIRAS somou o quarto jogo seguido sem vitória (um empate e três derrotas), ao perder, hoje, para o GOIÁS, por 3 a 1, no PALESTRA ITÁLIA. O resultado deixa o time paulista com 37 pontos e ainda bastante ameaçado pelo rebaixamento a seis rodadas do fim do BRASILEIRO.

No confronto entre os dois piores times do segundo turno do CAMPEONATO BRASILEIRO, deu a lógica: SÃO CAETANO e FLUMINENSE empataram por 1 a 1, hoje, no ANACLETO CAMPANELLA, em SÃO CAETANO DO SUL.

O SANTOS continua sem vencer fora do Estado de SÃO PAULO e está ainda mais distante da possibilidade de lutar pelo título. A derrota para o JUVENTUDE, por 3 a 2, em CAXIAS DO SUL, só não foi mais trágica porque o GRÊMIO também perdeu. Com o resultado negativo, o time de VANDERLEI LUXEMBURGO permanece na terceira posição, com 55 pontos, mas pode ver amanhã a diferença em relação ao líder SÃO PAULO chegar aos 11 pontos – o que deve tirar um pouco da importância do clássico entre as duas equipes no próximo domingo.

Em jogo eletrizante, o ATLÉTICO PR derrotou o VASCO por 6 a 4, hoje, na ARENA DA BAIXADA, em CURITIBA. Destaque para o atacante MARCO AURÉLIO que marcou dois gols para os paranaenses – ANDRADE também fez dois gols para os cariocas.

O GRÊMIO praticamente deu adeus às chances do título, ao perder para o FIGUEIRENSE por 2 a 1, no OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE.

No MARACANÃ, o FLAMENGO não conseguiu passar pelo virtualmente rebaixado SANTA CRUZ e ficou no 1 a 1.



O bicampeão mundial NILTON SANTOS, de 81 anos, recebeu alta hoje do Instituto Nacional de Cardiologia, em LARANJEIRAS, no RIO. Ele ficou 20 dias internado. Na segunda-feira, dia 30 de outubro, o ex-lateral-esquerdo, conhecido como a “Enciclopédia do Futebol”, se submeteu a um cateterismo para avaliar seu coração. Ele sofre de cardiomiopatia dilatada.



Operado o publicitário DUDA MENDONÇA, de 62 anos. Depois de sentir-se mal, ele sofreu uma cirurgia para desobstruir artérias cardíacas. Marqueteiro de LULA em 2002, confessou ter sido pago pelo PT com caixa dois. Em SÃO PAULO.



Morre o autor premiado de “A ESCOLHA DE SOFIA”. Desaparece, aos 81 anos, vítima de pneumonia, o escritor WILLIAM STYRON, vencedor do PULITZER pelo livro que virou filme, com MERYL STREEP.

Há uma preocupação pelo tema do mal, sua origem, sua banalização, que percorre a obra do escritor americano. Aparece em suas obras mais famosas – A ESCOLHA DE SOFIA e AS CONFISSÕES DE NAT TURNER, mas também em PERTO DAS TREVAS, quando ele demonstrou o mito da depressão criativa, descrevendo, como uma estação no inferno, a própria dependência de antidepressivos e tranqüilizantes, que quase o levou ao suicídio.

Natural de NEWPORT NEWS, VIRGÍNIA, onde nasceu a 11 de junho de 1925, STYRON era filho de um engenheiro naval. A mãe morreu quando ele tinha 13 anos e a infância do pequeno WILLIAM foi atormentada pelas dificuldades próprias do período, quando os EUA atravessavam a depressão econômica que se seguiu ao crack da Bolsa de NOVA YORK, de 1929. Na 2 ª Grande Guerra, ele lutou como tenente da Marinha. Ao ser desmobilizado, iniciou uma fase de militância política que o levou tanto a defender os direitos dos judeus na antiga UNIÃO SOVIÉTICA quanto um professor americano perseguido pelo macarthismo. Foi influenciado pelo escritor modernista WILLIAM FAULKNER.

WILLIAM virou um grande nome das letras quando AS CONFISSÕES DE NAT TURNER ganhou o Prêmio PULITZER, em 1967. Foi uma época de profundas transformações na sociedade americana. O mundo todo estava mudando, mas, nos EUA, o movimento dos negros por direitos civis e os primeiros protestos contra a Guerra do VIETNÃ já varriam o país quando STYRON lançou seu romance que começava de forma tão sugestiva. “O ano de 1831 foi, simultaneamente, há muito tempo e ontem mesmo”. Doze anos mais tarde, ele escreveu A ESCOLHA DE SOFIA (1979) e, aí sim, a transformação em filme foi imediata. Trata-se de um clássico contemporâneo no qual o processo de formação de um jovem escritor se entrelaça à história da prisioneira de um campo de concentração nazista. Três dias depois, MERYL STREEP já ganhava o OSCAR por sua interpretação como a judia polonesa forçada a uma escolha brutal pelos nazistas – entre os dois filhos, um menino e uma menina, ela terá de escolher qual viverá. Amigo do ex-presidente BILL CLINTON, também defendia FIDEL CASTRO, a quem visitou em companhia de GABRIEL GARCÍA MARQUEZ, em 2000. O romance ESCURIDÃO INVISÍVEL (1990) é um volume de memórias sobre a depressão que quase o levou ao suicídio.



Morreu o maestro suíço SÍLVIO VARVISO. Especializado em música lírica, dirigiu a ÓPERA DE PARIS de 1973 a 1985. Ele era famoso pelas interpretações de PUCCINI. Faleceu de causa não revelada, aos 82 anos, na BÉLGICA.



FALECEU O CAPITÃO PM Reformado, procurador do Estado, JOÃO SILVA FILHO. Nasceu em 19 de outubro de 1941. Era 1º Diretor do Departamento Jurídico da AORRPM. Capitão PM da reserva não remunerada, Promotor de Justiça aposentado e atual Presidente do Clube de Regatas TIETÊ. Era colaborador do órgão informativo “CLARINADAS DA TABATINGUERA”, ao qual dedicava grande carinho, auxiliava na revisão dos textos a serem publicados e mantinha a coluna “RETRATANDO VALORES”. Desde o início deste ano dedicou os seus artigos às Eleições de 2006, não só as gerais para escolha dos próximos mandatários da Nação, mas também da AORRPM que promovera seu pleito para o triênio 2007/2009. Em cada artigo emitiu conceito, opinou e incentivou seus leitores da necessidade de votar, mas antes fazer profunda reflexão em torno das pessoas e dos atributos de cada candidato a cargos eletivos, sempre objetivando o bem comum. Na última edição 175 agosto/setembro JOÃOZINHO (como era tratado carinhosamente pelos amigos) intitulou o texto “ELAS CHEGARAM” referindo-se às eleições gerais de 3 de outubro e da AORRPM em 14 de dezembro.



2 007 : - QUINTA-FEIRA

Com antecedência de meia hora, chego na ARMÊNIA, onde aguardo o GINO e o MENDES. Vamos para o HOSPITAL GERAL DE SÃO PAULO, no CAMBUCI. Ali, haverá a troca da diretoria. Sai o CORONEL SIDNEY GOMES e assume o TENENTE-CORONEL STORTE. Muita gente conhecida está presente. Participamos da primeira parte da cerimônia, onde se inaugura a foto do CORONEL SIDNEY na galeria dos diretores. O GENERAL-DE-BRIGADA EDUARDO SEGUNDO, da 2ª Região Militar preside o momento. Depois, partimos para ato militar, com tropa formada. Entre os presentes: CORONEL R1 CARLOS EUCLIDES OLSCHOWSKY DA CRUZ (ex-Chefe do 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO DO EXÉRCITO), TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR (Cmt do 2º BPE); TENENTE-CORONEL ROBINSON DE SOUZA SANTIAGO (Chefe da 2ª ICFex); TENENTE-CORONEL JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI (Chefe do 21º Depósito de Suprimento); TENENTE-CORONEL SÉRGIO LUIZ TRATZ (Cmt do CPOR/SP); JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, WALLACE GUIRELLI.

Um calor de 33 graus e o tempo que demora a parte militar deixam-me mal das pernas. Ainda participamos do coquetel. Somente depois das 12 horas é que deixamos o Hospital Geral de São Paulo.

MENDES vai levar o GINO até sua residência. Antes, o nosso presidente resolve comprar algumas garrafas de vinho, inclusive nos presenteando com uma delas. Dona DINORÁH espera o marido para o almoço.

Fico no MMDC e o MENDES vai para o GRANDE ORIENTE. Atendo o COLOMBO. Transmite as notícias do MMDS e colabora comigo nos acertos bancários, já que a semana termina hoje. Amanhã é feriado religioso e somente voltaremos às atividades rotineiras no dia 5 de novembro.



Três helicópteros caíram hoje à tarde em SÃO PAULO, em um intervalo de 1 hora e 48 minutos. O primeiro, e mais grave acidente, ocorreu às 13:50 horas em CARAPICUÍBA, na Região Metropolitana, deixando três mortos. Uma pessoa foi socorrida no local e seguia internada, em estado grave. Em MOGI DAS CRUZES, outra queda, 20 minutos depois, deixou dois feridos sem gravidade. Por fim, às 15:38 horas, perto da Rodovia SP-322 em RIBEIRÃO PRETO, um helicóptero sofreu outro acidente, provocando ferimentos leves em quatro pessoas.

Pela manhã, um modelo ROBINSON 44, de prefixo PT-YMF, decolou de um helicentro no MORUMBI, zona sul da capital, em direção à ANGRA DOS REIS. As vítimas são parentes de JOÃO ZEFERINO FERREIRA VELOSO, proprietário da HELIPARK, uma das maiores oficinas de manutenção de helicópteros do Estado. O helicóptero pousou na HELIPARK para abastecer, caindo pouco depois de decolar em direção ao RIO. O acidente provocou a morte imediata de REGINA TICOULAT VELLOSO, de 78 anos, mãe do proprietário do HELIPARK, e de JOÃO DANTE VELLOSO VIGGIANI, de 16.

O casal IGNÁCIO BUENO DE MORAES NETO, de 63, e REGINA MARIA FERREIRA VELLOSO, de 50, irmã do proprietário do HELIPARK, foi removido para o Hospital ALBERT EINSTEIN, na capital. DANTE, que morreu no local, era filho de REGINA.

MORAES NETO, que pilotava o helicóptero, chegou com quadro de politraumatismo, seguido de parada cardiorrespiratória. Ele não reagiu às animações e morreu às 15:45 horas. REGINA MARIA, também internada com politraumatismo, permanecia em estado grave na UTI.

O proprietário da HELIPARK é casado com uma sobrinha do empresário ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES, do grupo VOTORANTIM. REGINA MARIA, seu filho e marido conviviam como parentes da família VOTORANTIM.

Outro helicóptero modelo ROBINSON 22, com o MAJOR-AVIADOR MARCO ANTÔNIO MOLINARI e o piloto civil PEDRO IVO BALDO, caiu próximo de um hotel em MOGI DAS CRUZES após decolar do CAMPO DE MARTE, em SÃO PAULO. O MAJOR-AVIADOR era credenciado como inspetor de aviação civil para revalidar habilitações. Os dois ficaram feridos sem gravidade, sendo transferidos para atendimento no Hospital da Aeronáutica, na zona norte da capital.

No Anel Viário, na saída de RIBEIRÃO PRETO para ARARAQUARA, outro helicóptero com quatro pessoas caiu num canteiro. O acidente ocorreu ainda na decolagem de um heliponto, a cerca de um quilômetro da Rodovia Anhangüera e a menos de 200 metros do hangar. As vítimas, que seriam pilotos, sofreram ferimentos leves e saíram da aeronave antes que ela pegasse fogo. O helicóptero ficou quase todo consumido pelas chamas.

Ontem à tarde, um avião tucano T-27, da Força Aérea Brasileira, caiu na área nordeste da Academia da Força Aérea, em PIRASSUNUNGA. Os dois pilotos – LUÍS HENRIQUE VELASCO BRAGA e ANDRÉ RICARDO MOREIRA – ejetaram e foram resgatados pelo helicóptero que estava em alerta. A aeronave, usada normalmente para treinamento dos cadetes, fazia um vôo de experiência rotineiro após um período em manutenção. O avião pegou fogo e ficou destruído.



Uma semana depois de o prefeito GILBERTO KASSAB visitar um quarteirão na NOVA LUZ – antiga CRACOLÂNDIA – onde será erguido o prédio da Subprefeitura da SÉ, dezenas de usuários de crack estavam de volta às ruas do bairro, hoje. Pela manhã, por volta das 9:30 horas, teve início a segunda fase das demolições dos antigos prédios da Rua GENERAL COUTO MAGALHÃES na esquina com a Rua dos GUSMÕES. Apesar da presença da polícia militar e de funcionários da prefeitura, os viciados continuaram fumando a droga nas ruas ao redor. Comerciantes e freqüentadores da região, no entanto, disseram que a presença dos crackeiros e dos moradores de rua diminuiu desde que começou o processo de revitalização da LUZ.



Fotografias apreendidas no apartamento onde foram presos ÂNDERSON MARCOS BATISTA, sua mulher CONCEIÇÃO ELETÉRIO e EVANDRO GUIMARÃES, na PRAÇA DA BANDEIRA, mostram que os acusados de extorquir o padre JÚLIO LANCELOTTI viviam momentos de alta classe. Algumas das imagens foram feitas em CAMPOS DO JORDÃO, provavelmente durante a época do Festival de Inverno, quando a cidade recebe grande quantidade de turistas e o custo da estava é muito mais alto. ÂNDERSON, CONCEIÇÃO e o filho dela aparecem em um hotel cinco estrelas, curtindo piscina e a bordo de um NISSAN.



O PALMEIRAS tornou a sua classificação para a LIBERTADORES, objetivo no CAMPEONATO BRASILEIRO, um pouco mais difícil com a inesperada derrota por 1 a 0, hoje, em pleno PALESTRA ITÁLIA, para o JUVENTUDE, penúltimo colocado. Há sete jogos a equipe não perdia na competição.



A Polícia Civil de ALAGOAS prendeu hoje, em CANAPI, alto sertão de ALAGOAS, o fazendeiro JOÃO ALVINO MALTA FILHO, o JOÃOZINHO MALTA, irmão da ex-primeira dama ROSANE COLLOR. Ele plantava maconha em sua fazenda e tinha armas e munição em casa. EUSÉBIO LIMA, sogro de JOÃOZINHO MALTA, e JOSÉ DAMIÃO FRANCISCO DOS SANTOS, segurança de LIMA, também foram presos. Um hectare de plantio de maconha foi localizado há pouco mais de um mês na fazenda RAIMUNDA.



A Associação Brasileira de Leite LONGA VIDA admitiu hoje que não há como o consumidor ter certeza de que o leite longa vida consumido foi batizado ou não com soda cáustica ou água oxigenada. O único teste existente detecta apenas o sódio no leite, mas a substância pode ter origem em uma adulteração pela soda cáustica ou ser simplesmente o composto usado legalmente na fabricação do produto. Assim, o exame seria eficaz apenas para o leite cru.

Com medo e sem ter como saber se o longa vida está batizado ou não, a população tenta contornar a situação. Tanto que as vendas caíram 10%, segundo a própria ABLV. E nas prateleiras, o preço do leite de caixinha da marca mais popular caiu de cerca de R$2, há três semanas, para R$1,58. Enquanto o leite em pó líder do mercado subiu de cerca de R$5 para R$6,87. O esquema de adulteração de leite em duas Cooperativas de MINAS foi revelado pela Polícia Federal. Soda cáustica e água oxigenada eram adicionadas ao leite para aumentar o volume do produto, o prazo de validade e para recuperação do leite vencido.



A SCOTLAND YARD, a polícia britânica, foi considerada hoje culpada por colocar em risco os cidadãos de LONDRES quando matou o eletricista brasileiro JEAN CHARLES DE MENEZES, confundido com um homem-bomba e assassinado com sete tiros na cabeça por policiais dentro da estação de metrô STOCKWELL, em LONDRES, em julho de 2005. A polícia deverá pagar uma multa de 360 mil dólares. No entanto, os advogados da SCOTLAND YARD já anunciaram que irão recorrer da decisão. Caso seja condenada em última instância, o dinheiro, porém, não seria destinado à família de JEAN CHARLES, mas voltaria aos cofres britânicos. O destino da multa tem sido alvo de críticas de parte da opinião pública britânica, que não vê sentido em obrigar a polícia, financiada com recursos do contribuinte, a pagar multas de volta para o Tesouro. JEAN CHARLES foi assassinado por engano em 22 de julho de 2005 por agentes da SCOTLAND YARD num trem de metrô depois de ser confundido com o terrorista etíope HUSSEIN OSMAN, acusado de participação nos ataques frustrados contra o sistema de transporte londrino, no dia anterior.



MARTINA HINGIS nasceu com seu destino traçado: teria de ser uma campeã. Seu nome foi mais do que uma homenagem à lendária NAVRATILOVA. Na cabeça obsessiva de sua mãe, MELANIE MOLITOR, a filha teria de ser também uma estrela de igual brilho. Tanto é que com apenas dois anos já empunhava uma raquete. HINGIS passou a vida sob pressão. Com apenas 16 anos e seis meses, transformou-se na mais jovem tenista a liderar o ranking mundial. Hoje, aos 27, chegou ao limite. Não agüentou o tranco e anunciou o fim de sua carreira pelo fato de ter sido acusada de uso de cocaína durante o último Torneio de WIMBLEDON.

“Essa acusação é tão horrenda que resolvi levar a público. Nunca fiz uso de drogas. Sou 100% inocente. Mas decidi deixar o tênis, pois não quero passar anos brigando”, disse HINGIS em ZURIQUE, ao deixar a entrevista coletiva com os olhos cheios de lágrimas e sem responder perguntas, após ler um comunicado.



PAUL TIBBETS foi apenas um entre os milhares de pilotos americanos na 2ª GUERRA MUNDIAL, e nada parecia prever seu destino especial. No entanto, seu nome foi eternizado – assim como o de sua mãe – por ter sido encarregado de lançar a bomba atômica em HIROSHIMA. TIBBETS pilotou o B-29 batizado de ENOLA GAY, em homenagem a sua mãe, por seis horas até o JAPÃO. Lá, às 8:15 horas de 6 de agosto de 1945, lançou a bomba apelidada de LITTLE BOY. Quando perguntado, dizia nunca ter lamentado a decisão dos EUA de usar a bomba, que matou 140 mil. Ele morreu ontem em COLUMBUS, OHIO, aos 92 anos, em conseqüência de uma série de derrames e uma insuficiência cardíaca.



A tempestade tropical NOEL que atinge o CARIBE, já foi responsável pela morte de pelo menos 90 pessoas. Com ventos de até 95 km por hora, a tormenta vitimou, até o momento, uma pessoa na JAMAICA, 24 no HAITI e pelo menos 66 na REPÚBLICA DOMINICANA. 27 dominicanos estão sumidos. A REPÚBLICA DOMINICANA está em estado de emergência. Agora, NOEL segue rumo ao norte, em direção ao sudeste da FLÓRIDA, que está em alerta.



Nesta noite recebo um e-mail do historiador ERNÂNI DONATO:

“muitíssimo grato pela riqueza de informes que me remeteu em dois preciosos e-mails. É um tsunami de notas a serem trabalhadas. Acho que localizei um veio rico de novidades chamado Ventura. Prepare-se para ser exploradíssimo. Aquele caderno de recortes amareladíssimos mostrado ontem, até me tirou o sono.

Mais uma vez meus agradecimentos. Até Sorocaba. Parabéns pela honraria “Aloísio de Almeida”. HERNÂNI DONATO



2 008 : - SÁBADO

Vamos dedicar o sossego deste sábado para o descanso e a meditação. Tenho muita coisa para fazer em minha biblioteca, além de ler os costumeiros jornais. Revejo minhas memórias no início de novembro.



Embalado pelo coro de “sou brasileiro e não desisto nunca”, FELIPE MASSA reforçou a esperança do torcedor em voltar a ver um piloto campeão mundial de Fórmula 1 ao fazer a pole position para o GP DO BRASIL, hoje, em INTERLAGOS. Seu maior rival, LEWIS HAMILTON, larga somente no quarto lugar, atrás também de JARNO TRULLI e KIMI RAIKKONEN, na prova que encerra o MUNDIAL, a partir das 15 horas de amanhã.

“Era muito importante sair na frente e esse passo foi dado”, diz MASSA, que comemorou muito a pole. “Não existe torcida tão calorosa quanto a brasileira”, garante o piloto, com a obrigação de tirar sete pontos para HAMILTON. Pelo menos o retrospecto em casa favorece. Ele fez a pole nos três anos em que correu com a FERRARI e tem uma vitória e um segundo lugar – deixou RAIKKONEN passá-lo em 2007, a pedido da equipe. O quinto lugar na classificação ficou com HEIKKI KOVALAINEN; o sexto lugar é de FERNANDO ALONSO, com SEBASTIAN VETTEL em sétimo, NICK HEIDFELD em oitavo, SEBASTIEN BOURDAIS em nono, TIMO GLOCK em décimo, NELSON PIQUET em décimo-primeiro. RUBENS BARRICHELLO sairá no décimo-quinto lugar.



Em sua missão para evitar o rebaixamento, a PORTUGUESA somou importante ponto ao empatar por 2 a 2 com o FLAMENGO, hoje, diante de 44 mil rubro-negros que estiveram no MARACANÃ. A equipe do CANINDÉ chegou a 36 pontos e se mantêm fora da zona de risco. Já os cariocas somam 57 e vêem o sonho do hexacampeonato ficar mais distante, o que deixou a torcida bastante irritada. O NÁUTICO venceu o VITÓRIA por 1 a 0 e o IPATINGA derrotou o CORITIBA por 2 a 0.



Quem foi hoje ao cemitério PARQUE DOS PINHEIROS, na zona norte da Capital, não deixou de visitar o túmulo da menina ISABELLA NARDONI, de 5 anos, assassinada em março deste ano. O crime resultou na prisão do pai da criança, ALEXANDRE NARDONI, e da madrasta, ANNA CAROLINA JATOBÁ, que irão a júri popular provavelmente em 2009, acusados pelo assassinato da garota.

Acompanhada da avó FÁTIMA GARCIA em sua primeira ida a um cemitério, GABRIELA, de 2 anos, visitou o túmulo de ISABELLA e se encantou com as bonecas HELLO KITTY deixadas lá por anônimos. De acordo com o porteiro do local, MÁRIO SIQUEIRA, o movimento foi dentro do normal.



Um comerciante chinês que vendia bolsas foi assassinado hoje pela manhã em sua loja no CANINDÉ, na região central de São Paulo. É o quarto chinês morto durante assaltos nos últimos 30 dias na capital. Por volta das 11 horas, uma vizinha escutou alguns gemidos e pancadas vindos do estabelecimento, no imóvel ao lado, na Rua CAMOMIL. Pouco depois, pelo menos três homens saíram do local carregando diversas caixas para uma KOMBI e fugiram. Quando a PM chegou, XIE YONGTING, de 42 anos, ainda estava vivo, mas morreu a caminho do hospital. Ele tinha ferimentos na cabeça e no pescoço, e estava com os pés amarrados com fita adesiva.



Mais do que burlar pregões eletrônicos, a máfia dos parasitas conseguia determinar as regras das licitações. O que era uma suspeita dos investigadores até o início da semana passada se transformou em forte indício depois que minutas foram apreendidas num dos 23 endereços vasculhados pela força-tarefa composta por policiais, auditores da Secretaria de Estado da Fazenda e promotores do GAECO. Deflagrada na quinta-feira, dia 30 de outubro, após onze meses de investigação, a OPERAÇÃO PARASITAS levou para a prisão cinco empresários suspeitos de faturar 100 milhões de reais com fraudes nos últimos dois anos. Pelo menos um prefeito foi flagrado encontrando-se com um dos empresários presos. Trata-se de HERCULANO CASTILHO PASSOS JÚNIOR (PV), que governava ITU e foi reeleito com 85% dos votos. O encontro foi filmado pela polícia, que não sabia de quem se tratava. As escutas telefônicas captaram um diálogo no qual duas pessoas comentavam que não iriam para o almoço em seus carros. Outro caso envolveu a prefeitura de PERUÍBE.



No último fim de semana de campanha antes das eleições americanas na terça-feira, dia 4, a estratégia dos dois candidatos à Presidência mostra que, confiante, o democrata BARACK OBAMA continua investindo em Estados que tradicionalmente votam em republicanos, enquanto seu adversário, JOHN McCAIN, luta para garantir a vitória em Estados onde o republicano GEORGE W. BUSH venceu com folga em 2004.



Morreu em LOS ANGELES, aos 86 anos, a soprano peruana YMA SUMAC, que cativou o mundo da ópera na década de 1950 com sua voz aguda e o toque moderno que conferia a canções folclóricas sul-americanas. A artista, cujo nome de batismo era ZOILA AUGUSTA DEL CASTILLO, lutava contra um câncer de cólon e, segundo um site dedicado a ela, morreu neste 1º de novembro, em uma casa de repouso. Quase todos os detalhes biográficos de YMA são controversos, do dia de nascimento à sua suposta descendência do último imperador inca. Ao todo, a cantora gravou sete álbuns, como VOICE OF THE XTABAY, e atuou em dois filmes para cinema.



Também faleceu neste sábado, aos 70 anos, o baterista americano JIMMY CARL BLACK, que na década de 1960 integrou a banda MOTHERS OF INVENTION, ao lado do guitarrista FRANCK ZAPPA. BLACK morava na ALEMANHA e sofria de câncer no pulmão. No cinema, fez papel de caubói em “200 MOTELS”, dirigido por ZAPPA, e em 1995 se tornou cantor da banda THE MUFFIN MEN.



2 009 : - DOMINGO

DIÁRIO DE SÃO PAULO publica a reportagem “ÁGUIA SALVA DEZ VIDAS POR SEMANA” – Helicóptero da PM atua em salvamentos e perseguições desde 1984. E já resgatou mais de 6.500 pessoas.

Vem dos ares a ajuda que muitos motoqueiros recebem para sobreviver a acidentes graves, todos os dias, nas ruas de São Paulo. A cada semana, pelo menos dez vidas são salvas na capital pelo helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar. Ao todo, foram mais de 6.500 pessoas resgatadas em 25 anos de atuação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea JOÃO NEGRÃO, que possui hoje 16 helicópteros e seis aviões.

Segundo o CAPITÃO PM MARCELO TASSO, comandante do ÁGUIA há nove anos, 80% das ocorrências de salvamento do grupo são de acidente de trânsito, sendo os motoqueiros 80% das vítimas.

Contando com 70 pilotos, o grupamento possui cinco bases no interior do Estado. Outras três serão instaladas neste ano em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, PIRACICABA e SOROCABA. Desde 1984, foram mais de 151 mil missões e 74 mil horas de voo. Cada hora do uso do ÁQUIA custa R$870 ao governo.



JORNAL DA TARDE – “PM COMPRA PONTO 50, FUZIL QUE DERRUBA ATÉ HELICÓPTERO” Entre as armas a serem entregues estão também submetralhadoras, espingardas, fuzis de assalto e ouros de alta precisão. Com o objetivo de se equipar para enfrentar o crime organizado, a Polícia Militar de São Paulo acaba de concluir uma licitação internacional de armamentos para missões especiais do Policiamento de Choque, a tropa de elite da PM. O valor da compra é de 1,6 milhão de reais. Entre as armas a serem entregues estão dois fuzis ponto 50 de alta precisão, no valor de 35 mil reais cada equipamento até então de uso exclusivo das Forças Armadas que é capaz de derrubar helicópteros e atingir com precisão um alvo a 1,6 mil metros. Completam a lista 40 submetralhadoras sem supressor de ruído e 15 com silenciador (R$ 400 mil); 5 espingardas calibre 12 (R$ 350 mil); 90 fuzis de assalto (R$ 608 mil e outros 20 de alta precisão (R$ 237 mil). Uma arma ponto 50, cujo tiro vence blindagens pesadas, teria sido usada por traficantes do MORRO DOS MACACOS para abater helicópteros da PM do RIO – a ação deixou três policiais mortos. Também foi com um fuzil desse tipo que uma quadrilha roubou um milhão de reais de um carro-forte em AMPARO (SP) no dia 14 – quatro seguranças ficaram feridos. Especialistas dizem que um fuzil ponto 50 pode ser usado no gerenciamento de crises como o caso da estudante ELOÁ PIMENTEL – morta há um ano pelo namorado em SANTO ANDRÉ. “É uma arma com precisão que poderia ter atingido a pessoa que a fazia refém”, disse um policial civil que preferiu não se identificar. O CORONEL PM JOSÉ VICENTE DA SILVA FILHO, ex-secretário nacional da Segurança Pública, acha importante a renovação do arsenal.



Neste domingo de alta temperatura assisto o desenrolar do GRANDE PRÊMIO

Procuro, através da Internet, principalmente de meu blog, convidar os amigos para a missa de FINADOS, amanhã, às 9 horas, no Monumento dos Heróis da PMESP, no Cemitério do ARAÇÁ.

Nesse trabalho de divulgação do FINADOS levo um bom tempo, inclusive entrando em contato com o presidente GINO STRUFFALDI, dando-lhe ciência do que estou fazendo. Nesta noite somos surpreendidos com uma notícia dada pela KÁTIA de que a avó do NELSON e da NORMA acaba de falecer em MINAS GERAIS. São mais de 23 horas. Não faz muito tempo que a NORMA, acompanhada de sua filha RENATA e da neta MARYA LUIZA embarcaram para esse Estado, cientes de essa senhora estava muito doente. A NORMA voltou de MINAS na semana passada e lá deixou a RENATA e a menina. Acredito que ainda nesta noite o NELSON e a NORMA viajarão para assistir parte do velório e o enterro.



Recebi um telefonema do CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, candidato a Presidente da Diretoria Executiva da AORRPM.

Diz ele que haverá uma nova Assembléia Geral Extraordinária para tratar de mudanças no Estatuto. É um puro casuísmo para beneficiar pessoas que se pretendem eternizar nos postos principais da Associação. Não sei como isso é possível se existe uma liminar judicial em tramitação, com prazo por 30 dias. Politicamente houve a quebra da aliança entre ele e o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO. O THESEO quer esclarecimentos sobre aquela Assembléia Geral que presidi em 8 de janeiro de 2004, para alterações do Estatuto. Pede para que eu participe de uma reunião marcada para o dia 3 de novembro, às 10 horas.



Para muita gente da Fórmula 1, a temporada de 2010, com início em 14 de março, no BAHREIN, vai começar como terminou o campeonato deste ano, com o GP DE ABU DABI: a equipe RED BULL na frente. SEBASTIAN VETTEL venceu a corrida no extraordinário autódromo YAS MARINA, com seu companheiro, MARK WEBBER, em segundo, a quarta dobradinha da RED BULL no ano, e tornou-se o vice-campeão do mundo. RUBENS BARRICHELLO, da BRAWN GP, quarto colocado, acabou o campeonato em terceiro lugar.



Bravo, lutador, heróico. Com um jogador a menos desde o primeiro tempo – MARCOS foi expulso ao cometer pênalti – e por duas vezes atrás do placar, o PALMEIRAS buscou empate por 2 a 2 contra o CORINTHIANS, em PRESIDENTE PRUDENTE, manteve o tabu de três anos (sete jogos) sem derrota para o rival e fecha a 19ª rodada seguida na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com os mesmos 58 pontos do SÃO PAULO, mas com melhor saldo de gols. RONALDO fez os dois gols corintianos.

Na luta pelo título, os rivais mineiros viveram situações opostas na rodada. O ATLÉTICO MINEIRO derrotou o GOIÁS, no SERRA DOURADA, por 3 a 2, e chegou aos 56 pontos – apenas dois atrás de PALMEIRAS e SÃO PAULO. Já o CRUZEIRO deixou o FLUMINENSE virar e fazer 3 a 2 em pleno MINEIRO. Em uma noite especial de FRED, autor de dois gols, o time carioca ganhou ânimo contra o rebaixamento. O INTER se complicou com uma inesperada derrota para o BOTAFOGO – 1 a 0 – no BEIRA-RIO.

No clássico pernambucano, no Estádio dos Aflitos, o SPORT perdeu para o NÁUTICO por 3 a 2 e se complicou na zona do rebaixamento. Permanece com 30 pontos, mas a distância para o BOTAFOGO, 17º colocado e hoje o primeiro que se salvaria da degola, aumentou para oito pontos.

O SANTO ANDRÉ ainda pode se salvar. O time do ABC fez mais uma vítima no BRUNO JOSÉ DANIEL hoje: o GRÊMIO, 2 a 0. NUNES, artilheiro do time com 10 gols, anotou o primeiro e RAFAEL MARQUES (contra), em bizarra cabeceada para o próprio gol, aumentou o placar.

No COUTO PEREIRA, o CORITIBA praticamente se garantiu na Série A em 2010. Bateu o VITÓRIA por 1 a 0 e foi aos 41 pontos.



Treze dos 19 coronéis da Polícia Militar do ESPÍRITO SANTO colocaram os cargos de comando à disposição, em protesto contra o conteúdo do livro que conta, de forma romanceada, a história do juiz ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, assassinado em 2003, quando investigava o crime organizado no Estado.

O livro ESPÍRITO SANTO foi escrito pelo secretário de Segurança Pública capixaba, RODNEY MIRANDA, pelo juiz CARLOS EDUARDO LEMOS e pelo antropólogo LUIZ EDUARDO SOARES. Eles acusam policiais e juízes de envolvimento na morte de CASTRO FILHO e de ligação com o crime organizado. A entrega dos cargos na sexta-feira agravou a crise iniciada cinco dias antes, quando os oficiais da PM publicaram nota de desagravo na qual diziam que “a dignidade do soldado capixaba foi vitimada de modo irresponsável e leviano pelas inverdades” contidas em ESPÍRITO SANTO. No livro, os autores usam nomes fictícios para falar de militares, juízes e policiais suspeitos de envolvimento na morte de CASTRO FILHO que ainda respondem a processo. Os que já foram condenados têm os nomes verdadeiros citados.

Porta-voz dos militares insatisfeitos, CORONEL PM RENATO DUGUAY, afirmou que “o pensamento do autor pode estar impregnado de algum sentimento dele em relação á PM”. Embora tenham colocado os cargos à disposição, os coronéis, segundo DUGUAY, voltarão a seus postos na terça-feira e aguardarão a manifestação do Comando-Geral da PM. O governo do ESPÍRITO SANTO não se manifestou.



A Força Aérea Brasileira encerrou hoje as buscas na área do Rio ITUÍ, no AMAZONAS, em que o turboélice CARAVAN C-98 fez um pouso de emergência, após a localização, às 9:34 horas, do corpo do suboficial MARCELO DOS SANTOS DIAS, a 2,5 metros do local do acidente. A partir de agora, a operação coordenada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos deverá concentrar-se no resgate da aeronave, que ainda está no fundo do IGARAPÉ JACUPARÁ.



O vocalista do CAPITAL INICIAL, DINHO OURO PRETO, de 45 anos, sofreu traumatismo craniano após cair durante show na noite de ontem em PATOS DE MINAS (MG). Ele foi levado pela equipe médica do Parque de Exposições SEBASTIÃO ALVES DO NASCIMENTO para o Hospital Regional. DINHO foi transferido de helicóptero para o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, consciente. Seu estado é estável. Ele caiu de uma passarela de 3 metros. Ainda em MINAS, o cantor realizou exames que não apontaram problemas graves.

Um policial militar foi assassinado com mais de 20 tiros hoje pela manhã, em frente a uma padaria de CUBATÃO, na BAIXADA SANTISTA. O PM EDUARDO INÁCIO DE ASSIS DE SOUZA, de 34 anos, levou uma rajada de metralhadora e morreu no local. O crime ocorreu por volta das 11:30 horas, quando SOUZA estava parado na calçada, na Rua MARECHAL COSTA E SILVA, no PARQUE FERNANDO JORGE, próximo à sua casa. Os tiros atingiram o peito e a cabeça do soldado, que não teve tempo de reagir. Ele estava de folga e não usava farda. A PM informou que EDUARDO estava há 12 anos na corporação, era casado e não tinha filhos.

Na última semana, um tenente que atuava na área de inteligência foi morto com vários tiros em SÃO VICENTE onde uma base da corporação também foi atacada. Outros dois PMs foram mortos na PRAIA GRANDE.



SERENA WILLIAMS provou nesta semana que é, indubitavelmente, a número 1 do mundo. De fato e de direito. A americana venceu todas as suas cinco partidas no MARTERS DE DOHA, no CATAR, e levou o título no torneio que reunia as oito melhores tenistas da temporada. Na final, SERENA bateu a irmã VENUS – já havia vencido na fase de grupos – e sacramentou sua condição de melhor do planeta, além de ter recebido um cheque vultoso pela conquista irretocável: mais de 1,5 milhões de dólares (2,6 milhões de reais).



O candidato opositor à presidência do AFEGANISTAO, o ex-chanceler ABDULLAH ABDULLAH, anunciou hoje que desistiu de disputar o segundo turno da votação, marcada para sábado, por acreditar que a eleição não será transparente. O ex-chanceler alegou que o governo de HAMID KARZAI não aceitou suas exigências para garantir uma votação justa e evitar as fraudes que comprometeram o primeiro turno, em 20 de agosto.

A saída de ABDULLAH garante a reeleição de KARZAI e deixa dúvidas sobre a legitimidade de seu próximo governo.



A poeta italiana ALDA MERINI morreu neste domingo, aos 78 anos, em MILÃO. A imprensa italiana, que não divulgou as causas da morte, informou que a escritora estava internada no hospital SAN PAOLO. MERINI, que começou a publicar seus poemas aos 15 anos, dedicou sua obra aos excluídos e àqueles que sofrem, principalmente, de loucura, sendo classificada como uma menina prodígio. Com A TERRA SANTA, lançado em 1988, ela relatou as próprias experiências de internação, e acabou sendo contemplada com o LIBREX MONTALE, maior premiação italiana aos poetas contemporâneos. Seus últimos trabalhos foram publicados há quatro anos.



2 010 : - DOMINGO

falece dona ZORAIDE BALOGH, esposa do CORONEL PM Ref ADALBERTO BALOGH, ex-diretor administrativo do Hospital e Maternidade da Caixa Beneficente da ex-GUARDA CIVIL de SÃO PAULO. A falecida foi funcionária da ex-Corporação onde exerceu as funções técnicas de eletroencefalografia, desde agosto de 1960. Com a unificação da GUARDA CIVIL com a FORÇA PÚBLICA dona ZORAIDE foi trabalhar, na mesma função no Hospital da POLÍCIA MILITAR, até o ano de 1977, quando demitiu-se do serviço para cuidar da família. Dona ZORAIDE estava com 86 anos (nasceu em 24 de março de 1924). Deixa o marido, três netos e um bisneto.



"NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NUNCA SE ACABE"

"Não vamos nos dispersar! Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, podemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la."

Tancredo Neves,

presidente eleito pelo Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985,

em quem o PT, de Lula e Dilma, se recusou a apoiar.



Dilma Rousseff, foi eleita neste domingo e passa a ser a primeira mulher que ocupará a presidência a partir de 1º de janeiro de 2011. Guerrilheira, sua atuação política teve início com a luta armada contra o regime militar, atividade pela qual acabou sendo presa e torturada, no início da década de 1970. Filha de pai búlgaro e mãe brasileira, Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte em um ambiente de classe média alta. Sua educação básica ficou a cargo das freiras do Colégio Sion, tradicional centro de ensino da capital mineira. Aos 17 anos ingressou no Colégio Estadual Central, considerado um dos principais redutos da militância de esquerda na época. O ano era de 1964 e logo o Brasil estaria vivendo um golpe militar. Participou do Comando de Libertação Nacional (Colina), grupo que defendia a luta armada para combater o regime militar. Em 1970, Dilma Rousseff, então com 23 anos, foi presa por subversão e torturada. Três anos depois conseguiu sua liberdade na Justiça e decidiu recomeçar a vida em Porto Alegre. Nos anos 1980 ela se filiou ao PDT, de Leonel Brizola. Assumiu a Secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre e depois a Secretária de Energia e Minas também do governo estadual. Em 2001, trocou o PDT pelo PT. Em 2002 passou a compor a equipe de transição do governo LULA. Foi nomeada Ministra de Minas e Energia, em 2003 - cargo que Dilma ocupou até assumir a Casa Civil, em 2005, substituindo José Dirceu, envolvido no caso do mensalão. Em abril de 2009, Dilma ficou sabendo que possuía um câncer linfático. Ela assumiu publicamente a doença e os efeitos de seu tratamento. Em setembro de 2009 os médicos afiançaram que ela estaria livre do câncer.

Meus Amigos,

O término das eleições permitiu-me fazer algumas reflexões pós-eleitorais, que acredito, possam interessar a alguns.

Lamentei, e muito, a derrota do Serra; ele teria a vantagem de colocar um pouco de seriedade nas contas públicas, e traria uma lufada de ar fresco nos porões de muitos palácios de Brasilia, onde abundam os miasmas peçonhentos de todos tipos de corrupção e negociatas.

A candidata comprometeu-se a dar mais do mesmo, ou seja gastança - certamente algo como o CPMF voltará - e irresponsabilidade fiscal, uma inflação germinante,e futuras bolhas imobiliárias e tambem em certas indústrias estimuladas artificialmente, e aceitar de modo oculto a continuidade da corrupção e negócios escusos em todos giros palacianos. Seu mentor continuará a falar pelos cotovelos; basta ouvir suas declarações no dia das eleições: amesquinhou o candidato perdedor, elevou aos píncaros o Tiririca, no qual quem sabe viu seu reflexo, brigou com Bento XVI - é dose para leão (não os Papas...)!

Os eleitores na sua escolha adotaram o lema dos napolitanos - " Oggi si mangia, domani Dio ci pensa..." - vamos comer hoje, porque para o amanhã Deus pensará ( não sei se pensará o Bom Deus tanto no povo brasileiro, após as palavras do Lula e na eleição de uma comunista convicta!)

Espero que o Brasil não escorregue rapidamente a ser uma República Síndico-Socialista, como a Argentina,trilhando o caminho que o populismo peronista iniciou na década de 40, com o endeusamento de Eva Peron, tornando a economia argentina que era uma das mais prósperas do mundo no início do século XX, numa claudicante Nação com crises sucessivas, calotes financeiros enormes, devedora de tiranetes de plantão, desbocando no patético casal Kirchner!

Pessoalmente, em relação a política, adotarei um período sabático; vou dedicar-me ao que mais amo: minha família, meus bons amigos, meus livros e a arte!

Neste momento é bom lembrar um testemunho insuspeito, o filósofo comunista Karl Marx. No seu estudo: "O 18 Brumário de Luís Napoleão" de 1852, citando outro filósofo, escreve:"Hegel diz que todos grandes acontecimentos e personalidades na história reaparecem de uma ou outra maneira. Mas ele esqueceu de adicionar: a primeira vez como tragédia, a segunda como uma farsa."

De fato a tentativa de implantação do comunismo no Brasil, pela Intentona de novembro de 1935, com levante de tropas no Rio, Recife e Natal, terminou com muito sangue derramado pelos brasileiros- esta foi nossa tragédia!

Já a eleição da filha de Pedro Russo, comunista búlgaro, saído daquele país em 1930, quiçá discípulo de Béla Kun, revolucionário em transito nos Balcãs na época, permite afirmar que com algum atraso, finalmente o antigo império soviético conseguiu fincar o pé no continente sul-americano! Esta é a nossa farsa!

Parabéns, venceste Fidel!

O meu abraço fraterno a todos vocês, destinatário e copiatários! Viviano Ferrantini





Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 1/11/2010 13:43 - Dilma reúne coordenadores para discutir agenda e transição:

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente eleita, Dilma Rousseff, estava reunida nesta segunda-feira em sua casa em Brasília com coordenadores de campanha, sem previsão para uma entrevista coletiva formal. Mas ela poderá dar um "oi" aos jornalistas, disse uma assessora. A agenda da presidente para os próximos dias está na pauta do encontro, que deve debater também a indicação dos nomes para o governo de transição. Participam com Dilma seus principais coordenadores, o ex-ministro Antonio Palocci, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o deputado José Eduardo Cardozo, além de Marco Aurélio Garcia, assessor internacional licenciado da Presidência, que foi responsável pelo programa de governo. O candidato derrotado ao Senado por Minas Gerais Fernando Pimentel (PT), homem de confiança de Dilma, que se afastou do esquema de campanha após denúncias, saiu antes do final. "Ainda vamos conversar, comemorar um pouquinho. Vamos receber as orientações agora, trocar ideias", disse José Eduardo Cardozo a jornalistas no local. Cardozo relatou a ligação do candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB) a Dilma no domingo. "Foi uma conversa cortês. Pelo que ela nos informou, o José Serra a congratulou-a pelas eleições", disse. "Daqui para a frente é diálogo, é superar qualquer situação que possa ter ocorrido durante a campanha." Dilma recebeu ligações de presidentes de países entre domingo e esta segunda-feira e deve retribuir nesta tarde, auxiliada por Marco Aurélio Garcia. Questionado se será indicado por Dilma ministro da Justiça, Cardozo deixou o assunto em aberto. "A ministra vai definir com tranquilidade a sua equipe. Não existe ninguém cotado nem referenciado para nada", disse. (Reportagem de Maria Carolina Marcello).

Ex-premiê britânica Margaret Thatcher deixa hospital

LONDRES (Reuters) - A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher deixou o hospital nesta segunda-feira quase duas semanas após ter sido internada para realizar exames relacionados a uma gripe. Thatcher, uma conservadora que foi premiê entre 1979 e 1990, foi internada num hospital de Londres no dia 19 de outubro por não ter conseguido se recuperar de uma gripe forte. De pé do lado de fora de sua casa na capital britânica, ela parecia frágil, mas acenou para fotógrafos que a esperavam. Devido à doença, Thatcher não pôde comparecer à festa promovida pelo atual premiê, David Cameron, para comemorar os 85 anos dela. Durante seus 11 anos no poder, Thatcher defendeu políticas de livre mercado, desafiou os sindicatos e privatizou várias companhias estatais, polarizando o eleitorado britânico. Única primeira-ministra mulher da história da Inglaterra, ela liderou o país na guerra das Malvinas contra a Argentina em 1982 e era aliada próxima do então presidente dos EUA Ronald Reagan. Ela foi forçada a deixar o governo por seu próprio partido em 1990. Thatcher estava internada no Hospital Cromwell, no oeste de Londres, e esperava-se que passasse apenas alguns dias em tratamento, mas sua permanência foi prolongada como medida de precaução. A saúde da ex-premiê tem sido motivo de preocupação desde que ela sofreu seguidos derrames em 2001 e 2002. Depois disso ela passou a limitar suas aparições públicas e cancelou discursos. (Por Avril Ormsby).

Caros Amigos/Irmãos do GBB:

Apoio a idéia de todos (Coronéis Horácio Cardoso, Ventura, Ciapina, Correa de Carvalho, Luiz Alves, Medeiros, Rogério Paixão etc) e à ação em pauta (petição sugerida pelo Cel Dalton Hipólito) com vistas à permanência do Cel Camilo como Cmt Geral e do SSP Antonio Ferreira Pinto, na respectiva Pasta. A isso, acrescento o seguinte: qualquer que seja o nome do procedimento, petição, abaixo assinado digitalizado...etc, na verdade o que está ocorrendo é um verdadeiro ato de ACLAMAÇÃO, algo inédito na Instituição, pois que surge espontaneamente num momento histórico e marcante, de forma pacífica e com um espírito de altruísmo e de contribuição ao Bem Comum, como diria Bobbio. Além de não ferir as colunas sagradas de nossa Instituição, Hierarquia e Disciplina, ao contrário, as reforça e as fortalece. Além disso, (re)aglutina os Oficiais e os (re)lembra que todos continuam fazendo parte de uma mesma Família. Que entre essas colunas, os nossos valores se perpetuam e se multiplicam. Sábio será o nosso Governador se prestar atenção a este acontecimento sócio-político-cultural, uma vez que saberá que poderá contar com algo de muito valor e muito além dos meros organogramas. que Deus o ilumine neste discernimento para que saiba tomar uma Decisão justa e perfeita que virá para facilitar o seu próprio trabalho de governar o nosso Estado e salvaguardar os interesses do Povo Bandeirante. Aproveito para relembrar a todos Nós do GBB que, juntos, sabemos muito mais, podemos muito mais e somos muito mais fortes, do que qualquer um de nós, separadamente. Relembro também que sempre apoiamos, prestigiamos e enaltecemos os nossos Governantes. Provamos isso no passado e, hoje, apenas estamos solicitando poder demonstrar mais uma vez essa nossa Lealdade e Constância, o que ora fazemos ao, em côro, solicitarmos ao Dirigente Maximo do Estado de São Paulo que "apoie o time que está ganhando". Busco fortalecer os meus argumentos citando a conhecida frase: "liderar é motivar subordinados". Abraços em todos ...!!! Cel David / Asp.69



SENHORES

NESSA INÉDITA INICIATIVA DE PROPOR A PERMANÊNCIA DO ATUAL CMT GERAL, PERMITAM-ME FAZER DUAS OBSERVAÇÕES:

1. A RIGOR, PARTE DO MESMO PRINCÍPIO QUE CONDUZIU A ESTRATÉGIA DO PT NA CAMPANHA ELEITORAL À SUCESSÃO PRESIDENCIAL, OU SEJA, EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE, e,

2. QUANTO AO SENTIMENTO DOS DEMAIS CORONÉIS DA ATIVA, AOS QUAIS A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL (EXCETO, AINDA, OS INTEGRANTES DO QOPF) PREVÊ A POSSIBILIDADE DE NOMEAÇÃO PARA O COMANDO GERAL DA INSTITUIÇÃO.

A SEGUNDA OBSERVAÇÃO DE CERTO MODO ESTÁ IMBRICADA COM A PRIMEIRA, POIS CERTAMENTE HÁ DENTRE O UNIVERSO DOS CORONÉIS DA ATIVA, VÁRIOS DELES COM A PRETENSÃO LEGÍTIMA DE ASCENDER AO CARGO MÁXIMO DE NOSSA ORGANIZAÇÃO, E CRENTES DE QUE PODERIAM REALIZAR COMANDO AINDA MAIS PRODUCENTE DO QUE O ATUAL.

DIGO ISSO COM BASE NA TRADICIONAL DISTINÇÃO ENTRE O CONCEITO DE AUTORIDADE FORMAL E AUTORIDADE LEGÍTIMA.

SE ALÉM DA PETIÇÃO TENDO POR OBJETO A PERMANÊNCIA DO ATUAL CMT GERAL HOUVESSE COMO ALGUMA ENTIDADE MEDIAR, MESMO SEM PREVISÃO LEGAL AINDA, A FORMATAÇÃO DE UMA LISTA SÊXTUPLA ELABORADA A PARTIR DOS VOTOS DOS ATUAIS CORONÉIS DA ATIVA, E NESTA O NOME DO ATUAL CMT SURGISSE, AÍ SIM TERÍAMOS ATINGIDO UMA SITUAÇÃO COM FORTE APELO, QUASE IRRECUSÁVEL DIRIA, PARA QUE A IDEIA LANÇADA PELO CORONEL VENTURA SE TRANSFORMASSE EM REALIDADE CONCRETA.

POIS PENSO QUE PROVAVELMENTE ALGUNS DOS ATUAIS CORONÉIS DA ATIVA JÁ SE ENCONTRAM EM PLENA "CAMPANHA" JUNTO A POLÍTICOS INFLUENTES COM O OBJETIVO DE SUCEDER O ATUAL CMT. QUEM SABE O CONSELHO DE EX-COMANDANTES GERAIS RECÉM PROPOSTO PELO ATUAL CMT PUDESSE TER COMO A SUA PRIMEIRA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PROMOVER JUNTO AOS CORONÉIS DA ATIVA A COMPOSIÇÃO DA LISTA SÊXTUPLA PROPOSTA PELO ESTIMADO AMIGO DE TURMA ROGÉRIO PAIXÃO.

ALIÁS, PRÁTICA JÁ TRADICIONAL EM OUTRAS ORGANIZAÇÕES QUE JÁ ALCANÇARAM ESTÁGIO INSTITUCIONAL MAIS APRIMORADO, E QUE POR CONTA DISSO CONSSEGUIRAM INCORPORAR ESSE MECANISMO NO ORDENAMENTO JURÍDICO.

TRATA-SE, EVIDENTEMENTE, DE UM MERO PITACO QUE PROCURA LEVAR EM CONTA ELEMENTOS DA REALIDADE PRETÉRITA, E QUE, TUDO INDICA, INFELIZMENTE, DEVE AINDA TER RESQUÍCIOS NO ATUAL MOMENTO.

ISSO PORQUE FICO A IMAGINAR O SENTIMENTO DO GOVERNANTE AO RECEBER UMA PETIÇÃO CONTENDO MILHARES DE ASSINATURAS PEDINDO A PERMANÊNCIA DO ATUAL CMT E, EM SEGUIDA, RECEBER POSTULAÇÕES DE POLÍTICOS INFLUENTES DE SEU PARTIDO INDICANDO OUTROS CORONÉIS PARA O MESMO CARGO.

MINHA CONTINÊNCIA A TODOS.

TC GUIDO - ASP 78 ASSIS (SP)

VETERANO DESDE 01/04/2004



MAJOR PM WALDEMAR pronuncia-se no GBB nesta segunda-feira, dia 1º.

Caro Cel. Ciapina. Bôa Noite. Perdoe me por vez e sempre entrar neste espaço de tantos e brilhantes oficiais, mas, estou amparado pelo Estatuto dos Idosos. Engolir um sapo é duro, mas ele e a sapa juntos é dose! É certo que estamos tristes, senão por nós, seja pelas milhares de vítimas que sofrerão as consequencias dessa eleição. Já vimos isso antes na China de Mao, na Rússia de Lenin, quando uma máquina bem azeitada, embriaga a opinião pública e dá no que dá. Comprende se, pois já foi dito "uma Nação se constroi com homens e livros" e aí reside nossa tristeza, pois deixamos de dar um largo passo nessa direção. Dilma terá seu Ministério, mas ambos não terão meu apreço pois " O valor de um homem não está no cargo que exerce, e sim em seu caráter" ou ainda, " Incitatus, o cavalo de Calígula comia em um balde de ouro, ornado com pérolas, mas nem por isso deixou de ser um cavalo". O Cel. Gregio e Cel. Tognetti estão inconformados, mas como cidadão mais velho , sei ,e eles tambem sabem, que o tempo não passa em vão. Cristo nos prega " Bem-aventurados os que tem fome e sede da justiça, porque eles serão saciados". Não estou pregando nada, apenas são frases que nos leva à reflexao e se encaixam no momento. Bola prá frente e na cabeça as máximas da física "cada ação provoca uma reação" ou "dois corpos não ocupam o mesmo espaço" As duas são bem sugestívas e dizem muito quanto as nossas posições.

Me permita um abraço. O amanhã a Deus pertence. Major Waldemar.



fernanda fernanda 1 de novembro de 2010 10:10

Para: celmario@gmail.com


Prezado Sr. Mario Ventura,

Meu nome é Maria Fernanda, sou filha do ex combatente da revolução de 1932, Sr. João Mourão Pierrotti.

No dia 19 de agosto meu pai completou 100 (cem) anos de idade, e hoje está internado no hospital do Exército no Cambuci, vítima de um AVC.

Esse derrame lhe proporcionou alguns danos, dentre eles, não fala, ou seja não se entende o que ele fala, não se mexe eis que ocorreu uma hemiplegia direita, não se alimenta normalmente, tão somente por sonda gástrica , haja vista que o derrame afetou a musculatura da língua, e também está usando fraldas, já que o ocorrido lhe trouxe a incontinência urinária.

Ele está internado a um mês e meio no Hospital do Exército, direito esse que foi concedido aos heróis que lutaram por São Paulo.

Sr. Mário, nunca vi um tratamento para pacientes melhor que esse hospital. Estou encantada com o carinho e atenção que os profissionais que alí trabalham têm por seus pacientes. Fantástico!!!

Contudo, os médicos me disseram que ele, embora com cem anos, precisa de cuidados especiais como cama, dieta específica, fraldas, acompanhamento de fisioterapeuta e enfermagem.

Meu pai não tem condições financeiras para tal procedimento eis que ele recebe 640,00 de aposentadoria , mais 400,00 por ter lutado na revolução. A condição dele é muito precária para tanto gasto que isso impõe.

O motivo que lhe escrevo é que conversando com um grande amigo, quase irmão, Paulo Nishikawa, coronel da reserva do corpo de bombeiros, me deu uma esperança de que a sociedade dos veteranos pudesse ajudar de alguma forma o meu pai viver um pouquinho mais.

Os médicos me disseram que provavelmente ele sairá do hospital 4ª feira, e é aí que começa a minha aflição. Não sei como fazer... não sei como proceder... .

Portanto se o senhor me puder ajudar de alguma forma, me orientando se os veteranos têm algum amparo médico, tipo home care. Se a sociedade pode patrocinar a enfermagem , fraldas, a dieta enteral, enfim... em que a sociedade pode ajudar esse herói que não está mais saudável como estava há um mês e meio atrás .

Por favor Sr, Mário, meu pai precisa de vossa ajuda.

Deixo aqui meu telefone para que possamos conversar melhor a respeito

Fico no aguardo de seu retorno

Atenciosamente

Maria Fernanda

Maria Fernanda - 8698-4424

meu email - fernanda.fernanda95@gmail.com







Mario Ventura 1 de novembro de 2010 19:06

Cco: gstruffa@uol.com.br, Camila Giudice , Marinei Angelo Chalub de Oliveira , mendes@gosp.org.br, "mmdc. 32" , Pedro Paulo Penna Trindade , 1º Ten PM Anisio , JAIRO PAES DE LIRA , codelo , hadallari , Herbert , Ricardo , José D'Amico , JC , CLÓVISANDRÉBISPO BISPO , Valéria Santos , viviano ferrantini

MEUS AMIGOS (AS)

Precisamos ajudar o centenário combatente JOAO MOURÃO PIERROTTI. Necessitamos do apoio de todos. É a Sociedade Veteranos de 32-MMDC que tem o dever de resolver esse impasse.









Mario Ventura 1 de novembro de 2010 19:11

Para: Camila Giudice

CAMILA

Como medida preliminar, procure entrar em contato com a FERNANDA e verificar os detalhes que o caso requer: quando deixará o hospital, quais as reais necessidades, outros pormenores que possam auxiliar o que iremos fazer daqui por diante. Não podemos ficar calados diante desse quadro angustiante.

De: Mario Ventura

Data: 1 de novembro de 2010 19:08

Assunto: Fwd: Preciso da sua ajuda

Para: fernanda.fernanda95@gmail.com







ESTIMADO PRESIDENTE

Ocorre-me que o próprio Hospital do Exército poderia nos auxiliar nesse drama que me está perturbando desde o momento em que recebi a mensagem da filha. Num caso lastimável como esse como é que a família poderá cuidar do coitado do veterano? Será que poderíamos conversar com o CORONEL Med FERNANDO STORTE, Diretor do Hospital Geral. O CORONEL MENDES tem muito contato com eles e poderia interceder nesse sentido. Ou até o senhor poderia telefonar para ele (2915 1254).



Não saio de casa neste 1º de novembro, segunda-feira, pois tenho muita coisa para fazer na minha biblioteca e também no computador. A vitória de DILMA ROUSSEFF, a luta do GBB pela permanência do CORONEL PM CAMILO à testa do Comando Geral da PMESP e também uma situação inusitada que está acontecendo com um veteranos de 1932, que acaba de completar 100 anos internado no Hospital Geral do Exército, no CAMBUCI, ocupam minhas horas nesta data. Os e-mails ilustram minhas memórias. Além disso leio os jornais atrasados e reorganizo a papelada em minha biblioteca. Minha HEMEROTECA recebe hoje os últimos livros de fevereiro de 2009. Isso facilita que novos livros de minhas memórias sejam colocados na biblioteca. Recebo um telefonema do presidente GINO STRUFFALDI. Ele demonstra toda a sua vontade de comparecer amanhã no Cemitério do ARAÇÁ, na missa principal que será realizada às 9 horas no MAUSOLÉU DOS HERÓIS DA PMESP.





Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 1/11/2010 20:45

Dilma diz na TV que cuidará do povo brasileiro - Na primeira entrevista que concedeu à TV Record depois de ter sido eleita a primeira mulher a dirigir o País, Dilma Rousseff (PT) disse, na noite de hoje, que vai cuidar do povo brasileiro e destacou a emoção que sentiu ao receber a notícia de sua vitória. 'Eu chorei, a gente chora às vezes para dentro e um pouco para fora. Eu chorei para os dois lados', disse ela, na entrevista. Dilma citou também a conversa que teve hoje com chefes de Estado que ligaram para cumprimentá-la. A petista eleita contou que conversou com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama; da França, Nicolas Sarkozy; do México, Felipe Calderón; do Chile, Sebastián Piñera, e de San Salvador, Maurício Funes. Ela também voltou a destacar sobre a importância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e voltou a falar sobre liberdade de imprensa. 'Eu prefiro as vozes críticas do que o silêncio das ditaduras', reiterou. Dilma Rousseff afirmou, ainda, a força da mulher e, emocionada, lembrou de sua trajetória até alcançar a vitória nas urnas.

Além do ex-ministro ANTÔNIO PALOCCI, o presidente do PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, também está no comando de transição do governo LULA para o de DILMA ROUSSEFF, que toma posse no dia 1º de janeiro. A escolha dos nomes foi feita hoje durante a primeira reunião da presidente eleita realizada na casa dela, em BRASÍLIA, e que teve apenas a participação de petistas. O fato causou desconforto no PMDB, partido do vice-presidente eleito MICHEL TEMER, e a certeza de que a legenda será tratada a distância, já que os lugares mais próximos de DILMA estariam reservados a petistas. A cúpula do PT, porém, acredita que o PMDB não se contentará com os cinco ministérios que tem hoje, embora TEMER insista que o partido não lutará por cargos, mas por participação no governo. À noite, em entrevista à TV GLOBO, a presidente eleita afirmou que vai divulgar os ministros “em blocos”. E adiantou que pretende chamar os governadores para tratar de saúde e segurança.

Funcionários do hipermercado EXTRA da Rodovia RAPOSO TAVARES, no BUTANTÃ, zona oeste, foram feitos reféns por assaltantes pela segunda vez em menos de dois meses. Um bando de 20 homens invadiu a loja e roubou o equivalente a dois caminhões de mercadorias na madrugada de hoje. A polícia tentou impedir o crime. Houve troca de tiros e uma perseguição por 12 quilômetros pela rodovia. No tiroteio, uma bala perdida acertou o carro de uma mulher, que foi atingida por estilhaços de vidro. Um homem foi preso, acusado de participar da quadrilha.

Um PM foi preso à 1 hora de hoje quando tentava furtar, com dois comparsas, um caixa eletrônico do BANCO DO BRASIL na Rua IBITIRAMA, na VILA PRUDENTE, zona leste da capital. Para se esconder durante a ação, o trio pendurou um banner de propaganda do próprio banco na porta de vidro da área de caixas, mas policiais militares em patrulha desconfiaram e flagraram os criminosos. O soldado de policiamento de trânsito SAMUEL PEREIRA LIMA, de 35 anos, dos quais 14 na Polícia Militar, foi preso com ÂNDERSON ANDRADE IMOLENE, de 28, e FELIPE SANTOS CASTILHO, de 27, segundo a polícia. Eles portavam uma furadeira e outros instrumentos usados para violar os caixas. O trio foi levado ao 56º DP (VILA ALPINA).



Depois das informações prestadas pela CAMILA, dando ciência dos primeiros contatos feitos por ela, passo esta mensagem para dona FERNANDA:

Você não está sozinha nesta luta.

Conheci no Curso Científico um colega de nome PIERROTTI, em MOGI DAS CRUZES. Por acaso é parente de vocês?

O seu pai é nosso associado?

Gostaria de saber algo sobre a participação dele na Revolução Constitucionalista de 32.

Venha nos visitar após o FINADOS. RUA ANITA GARIBALDI, 25 - CENTRO (uma casa com três mastros de bandeira, de cor amarela, vizinha ao Corpo de Bombeiros da SÉ). A MARINEI atende depois das 9 horas. Eu sempre estou na Sociedade por volta das 14:30 horas. Telefone antes para 31058541.



Nesta tarde LUCINDA conta-me que a MARLENE está tomando conta de um garotinho de 4 anos, que está sendo criado pelo pai. A mãe abandonou a criança e o pai tem sérios problemas com a guarda do filho. Comerciante, ele é obrigado a arrumar pessoas que possam cuidar do menino.



Faleceu o empresário PIERO VALLARINO GANCIA, no Hospital ALBERT EINSTEIN, vítima do mal de ALZHEIMER. A realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 de SÃO PAULO, em INTERLAGOS, no próximo domingo, deve muito ao esforço de PIERO GANCIA. Ele foi um dos principais articuladores para trazer o evento de volta a SÃO PAULO, em 1990, depois de muitos anos sendo disputado no RIO. Em 1989, PIERO soube que os cariocas tinham desistido de abrigar a corrida e, durante três meses, fez contatos para viabilizar a etapa paulista. Na época, ele presidia a Confederação Brasileira de Automobilismo. O empresário, conservador na política, levou a idéia à petista LUIZA ERUNDINA. A prefeita esquerdista de SÃO PAULO encampou a idéia de repaginar INTERLAGOS e fazer as adaptações necessárias para a corrida, que não ocorria na cidade havia dez anos. O piloto AYRTONS SENNA auxiliou na busca por patrocínio e as obras foram iniciadas. O traçado da pista foi reduzido de 7.960 metros para 4.325 metros. Desde então, SÃO PAULO nunca mais deixou de realizar um dos maiores eventos esportivos mundiais, que traz para a cidade milhões de reais em turismo. PIERO nasceu em TURIM, na ITÁLIA. Além de empresário, dono da primeira loja FERRARI, sonho de consumo dos apaixonados por carros, ele também corria. Como piloto, foi o vencedor do campeonato brasileiro de 1966. Por meio século, freqüentou colunas sociais como as arquibancadas de INTERLAGOS. Em uma crônica recente na “FOLHA DE SÃO PAULO”, a filha mais nova BÁRBARA revelou o ALZHEIMER que acometia o pai. Deixou a mulher LULLA e os filhos CARLO, ELEONORA (KIKA) e BÁRBARA.



Faleceu ANTÔNIO DE FIORI, aos 84 anos. De família italiana, era conselheiro vitalício do PALMEIRAS, Articulado, participava ativamente das eleições para presidente do clube. Mesmo sendo torcedor fervoroso, o PALMEIRAS não era sua única ocupação. Dedicava-se ao ROTARY CLUB. Na década de 1980, presidiu o do SÃO PAULO LESTE e, até a pouco, freqüentava o do JARDIM SÃO PAULO. Sua habilidade política também foi percebida – ajudava a eleger os governadores (o cargo mais alto) da fundação. Como profissional, trabalhou por 45 anos em uma empresa de ferro e aço. Em família, as raízes da ITÁLIA falavam alto e todos os domingos gostava de reunir a mulher, os três filhos e os cinco netos para o almoço. Nasceu em SÃO PAULO em 22 de novembro de 1925.



A polícia da GRÉCIA desbaratou hoje, em ATENAS, uma série de atentados terroristas, dentre os quais um contra o presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY. Por meio de serviços de correios expressos, os extremistas pretendiam enviar pacotes-bomba para o Palácio do Eliseu e as embaixadas do MÉXICO e da HOLANDA. Apesar dos métodos similares aos supostamente utilizados pela AL-QAEDA, as ameaças teriam origem em grupos anarquistas do país. O pacote endereçado a SARKOZY foi localizado e detonado pela polícia, em segurança, no início da tarde. O explosivo estava com dois jovens, um de 22 anos e outro de 24, cujas identidades não foram reveladas pela polícia. Pelo menos um deles portava arma e colete à prova de balas e pertenceria ao Grupo Terrorista NÚCLEOS DO FOGO. Outras duas pessoas também foram presas. Um ex-membro da AL-QAEDA ajudou as autoridades a descobrir os dois pacotes explosivos endereçados a sinagogas dos EUA.

A ISLÂNDIA está em alerta, desde ontem, por causa de registros de inundações por água de degelo proveniente do lago glacial GRIMSVOTN. O fenômeno pode indicar que o vulcão sob o lago está prestes a entrar em erupção. Em abril, nuvens de cinza oriundas de uma erupção sob a geleira EYJAFJALLAJOEKULL impediram poucos e decolagens de aviões na região da EUROPA durante uma semana, causando um prejuízo de bilhões de dólares para as companhias aéreas e outras indústrias. Hoje o vulcão MERAPI entrou pela terceira vez em erupção em uma semana, aumentando o número de refugiados para quase 70 mil. Desde que o MERAPI explodiu, na semana passada, 38 pessoas morreram.



O resultado da eleição legislativa de amanhã nos EUA deve abrir a disputa pela CASA BRANCA em 2012. Apesar dos rumores da candidatura alternativa da secretária de Estado, HILLARY CLINTON, pelo Partido Democrata, o presidente americano BARACK OBAMA já se lançou à reeleição. Provável vitorioso na eleição de amanhã, o Partido Republicano vê-se em vantagem em relação a 2008. Mas está dividido. Pelo menos seis pré-candidatos concorrem com a líder do movimento ultraconservador TEA PARTY, SARAH PALIN, pela indicação da legenda. A eleição de amanhã envolve a escolha de todas as 435 cadeiras da Câmara e 37 das 100 vagas do Senado. Além disso, os eleitores de 38 Estados escolherão seus governadores. Os democratas sairão em desvantagem do pleito. Na Câmara, perderão de 50 a 60 cadeiras para os republicanos, que assumirão a presidência da Casa, segundo o Instituto COOK POLITICAL REPORT. O partido de OBAMA seguramente manterá sua maioria no Senado, Casa controladora das políticas comercial, de defesa e econômica dos ESTADOS UNIDOS.



2 011 : - TERÇA-FEIRA

Uma manhã de trabalhos no computador. Faço a atualização do primeiro dia de novembro. Outubro foi um mês de grandes realizações na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com o apoio de abnegados voluntários, sobressaindo-se a dupla CAMILA e MARKUS e seus diretos colaboradores, como o RICARDO DELLA ROSA, DOUGLAS NASCIMENTO, e outros; o professor BIAOJONE, em ITAPETININGA, com o seu núcleo de correspondência, uma idéia que deu certo; o EGYDIO, em PIRACICABA, que, com a orientação do BIAJONE, colocou um blog no ar com o núcleo Voluntários de Piracicaba; o TENENTE PM NATANAEL, sempre sugerindo eventos que trazem adeptos para o MMDC, autor da magnífica recepção de 15 de outubro na sede da Sociedade; o professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, homem capacitado, honesto, que realmente gosta da EPOPÉIA DE 32 e sua fiel escudeira MARGARIDA ROSA (cuidam do MUSEU “MARIA SOLDADO” com muito carinho, bem como o Núcleo da LAPA); oficiais que revitalizaram o núcleo de CAMPINAS – ALDO CHIORATO; nosso dedicado CAPITÃO PM HERBERT, com o núcleo “GINO STRUFFALDI”; nossos presidentes CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA (Conselho Deliberativo) e FERNANDO LOPES DAVID (Conselho Fiscal); a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO, assumindo uma lacuna deixada pelo ROMAGNOLI, uma pessoa que se tornou uma incógnita para com a Sociedade. Não posso atinar pelos motivos o afastaram do MMDC, onde desenvolveu papel de destaque em anos passados; nosso atual Secretário encarregado dos diplomas das medalhes da Sociedade, CAPITÃO PM ANÍSIO, tem se desdobrado para cumprir bem a sua função. Além de tudo isso, o ANISÍO também responde pelo cargo de tesoureiro; pessoas que trabalham em silêncio pelo nosso sucesso, como ALFREDO PIRES, AMADO RÚBIO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Professora MARIA ODETE, MARIA CECÍLIA, HERMANO, enfim o quadro de colaboradores do MMDC cresceu muito nos últimos meses. Pode ser que até tenha esquecido de alguns nomes, mas agradeço a todos que têm feito o sucesso desta Sociedade.

Ao chegar à Sociedade neste primeiro dia de novembro a MARINEI dá uma notícia alvissareira. Os diplomas para entrega de Medalhas no dia 10 de novembro, na Corregedoria, estão prontos. Tudo está feito para a realização dessa solenidade. É a primeira vez que conseguimos aprontar com dez dias de antecedência esse nosso papel importantíssimo para com a credibilidade da Instituição. Por questões de temperamento das pessoas envolvidas com essa parte da Sociedade, tudo era deixado para a última hora, dando um aspecto horrível para com o MMDC.

O CABO CLAUDEMIR, que trabalha no Monumento Mausoléu, vem nos visitar. Ele se interessou pela história do Movimento Constitucionalista e passou a ter papel de destaque nas palestras que estão sendo feitas para as crianças do PROERD. Por causa de seu interesse para com o MMDC irá receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no evento marcado para o dia 19, no CLUBE DE REGATAS TIETÊ.

AMADO RÚBIO vem à Sociedade nesta tarde. Está interessado nas fotos dos últimos eventos. Dá várias idéias sobre os eventos dos 80 anos da Revolução Constitucionalista.

Também era para atender o OLIVEIRA neste 1º de novembro. Mas começa a demorar para chegar e resolvo retornar para GUARULHOS por causa do frio que está aumentando. Acontece que o trânsito na Marginal e na Dutra está muito ruim. Fico dentro do ônibus por mais de duas horas.



Um comentário:

João Alves das Neves disse...

Gostaria de indicar o texto dobre o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que é presidido pela Srª Nelly Martins Ferreira Candeias link: http://revistalusofonia.wordpress.com/2009/11/25/os-dois-principais-focos-do-instituto-historico-de-sao-paulo/, no Blog Revista Lusofonia.

Abraços,
Fabiola Nese