quarta-feira, 30 de junho de 2010

1º DE JULHO DE 2011

D I A P R I M E I R O D E J U L H O D E 2 011 - S E X T A – F E I R A.

74 anos, seis meses e 4 dias de idade.

ANO 61o. MÊS 12o. No. 358 (início de minhas memórias – 9 de julho de 1950) 53 anos e 28 dias P M E S P.

23 anos e 110 dias no Posto de Coronel – 279 meses e 19 dias.

8 510 dias CORONEL 19 anos e 200 dias na reserva.

9 120-218 888 8 510-203 316 9 632-231 240.

ESCOLA DE OFICIAIS: 52 anos e 139 dias; 19 155 dias – 460 088 horas.

DIA DE MARCO TÚLIO MARUZZO RAPPO. Nasceu em LAPIO DE ARCUGMANO, na ITÁLIA, em 1930. Após ter sido ordenado padre, foi para a GUATEMALA. Visitava a pé ou a cavalo os núcleos de evangelização. Foi assassinado em 1º de julho de 1981. Também se comemora o dia de OBDULIO ARROYO NAVARRO, que morreu junto com MARCO TÚLIO. Era seu motorista.

DIA DE SANTO AARÃO. Era porta-voz de seu irmão MOISÉS, que era gago e tinha dificuldade para se expressar em público. MOISÉS o consagrou com óleo santo. Fez aliança com ele e seus descendentes de exercer o sacerdócio e abençoar o povo. Foi escolhido por DEUS para ser o primeiro SUMO SACERDOTE dos hebreus.



DIA DOS BANCÁRIOS

DIA DO HOSPITAL



598 a. da condenação de PIERRE DES ESSARTS à morte, preboste de PARIS, durante o reinado de CARLOS VI, em 1º de julho de 1413. O relato de sua execução foi registrado por um anônimo, conhecido como o “burguês de PARIS”: “Foi pego no interior do Palácio, arrastado até a rua, e em seguida sentado sobre uma prancha na carroça, levando à mão uma cruz de madeira, vestido com uma capa xadrez, forrada de pêlo de marta, de calções brancos e, nos pés, pantufas negras. Dali foi levado ao mercado de PARIS, onde lhe cortaram a cabeça, antes que fosse pendurado bem no alto, três pés acima dos outros. A verdade é que do momento em que foi colocado no cadafalso até sua morte ele não parou de rir, o que fazia com grande galhardia. A maioria das pessoas acreditava que estivesse totalmente louco, pois todos os que o viam choravam tão copiosamente que em momento algum se ouviu contar que outro homem tivesse sido tão pranteado; enquanto isso ele ria, acreditando que o povo impediria que fosse morto. No momento em que percebeu que era chegada a hora, ajoelhou-se diante do carrasco e beijou uma pequena imagem de prata que este tinha pendurada ao peito, perdoou-o docemente por sua morte e pediu aos senhores que seu delito não fosse apregoado antes de sua decapitação, o que lhe foi concedido”. O corpo de PIERRE DES ESSARTS foi em seguida pendurado. O contexto da guerra civil entre o condado de ARMAGNAC e o ducado de BORGONHA, ambos na FRANÇA, origem daquela decisão judicial, pouca relevância tem aqui. PIERRE DES ESSARTS, borgonhês, era então o alvo dos ALMAGNAC, que, após reconquistar o poder, vingaram-se das execuções capitais de que seus partidários tinham sido vítimas.

476 a. pensador e chanceler inglês THOMAS MORUS (1478-1535) vai a julgamento por traição em 1º de julho de 1535. Ele havia sido preso no ano anterior por não aceitar o rei HENRIQUE VIII (1491-1547) como líder da igreja da INGLATERRA e por ser contra o rompimento com o VATICANO. Condenado, o autor de UTOPIA deveria ter sido esquartejado, mas o rei mudou a forma de execução e MORUS acabou decapitado cinco dias depois. Em 1935, ele seria canonizado pela Igreja Católica. Palavras ditas pelo filósofo para seu carrasco: “Extirpe teus espíritos, homem, e não tenhas medo de fazer teu ofício. Meu pescoço é bem pequeno. Tenha cuidado para não golpeares torto para salvar tua honestidade.”

365 a. nasce G. W. DE LEIBNITZ, filósofo e cientista alemão, em 1º de julho de 1646.

183 a. GENERAL ÁLVARO OBREGÓN é eleito presidente do MÉXICO, em 1º de julho de 1848.

157 a. uma centena de importantes comerciantes de BUENOS AIRES fundam a atual Bolsa da capital argentina, em 1º de julho de 1854.

153 a. da apresentação da teoria da evolução por seleção natural pela SOCIEDADE LINEANA DE LONDRES, na INGLATERRA. A descoberta era assinada por dois naturalistas britânicos. O primeiro era CHARLES DARWIN. O outro, freqüentemente esquecido, era um jovem biólogo autodidata, que chegara às mesmas conclusões pesquisando espécies do sudeste asiático, nas florestas do Arquipélago Malaio. Seu nome era ALFRED RUSSEL WALLACE.

Um século e meio depois, em 2008, a história selecionou DARWIN como ícone supremo do pensamento evolutivo, enquanto WALLACE foi reduzido ao status de espécie ameaçada, ofuscado pelo brilho daquele que foi seu ídolo científico.

WALLACE passou quatro anos na AMAZÔNIA, coletando plantas e animais às margens do Rio NEGRO e do médio AMAZONAS. Desembarcou no porto de BELÉM em 26 de maio de 1848, acompanhado de outro jovem naturalista britânico, o amigo HENRY BATES. Tinham apenas 25 e 23 anos.

A divulgação das teorias chamou a atenção dos especialistas logo de início. Mas a seleção natural só se tornou um fenômeno cultural e científico a partir da publicação de A ORIGEM DAS ESPÉCIES, em novembro de 1859, no qual DARWIN resumia em 500 páginas seus vinte anos de pesquisa. WALLACE também foi reconhecido como grande cientista de sua época, mas caiu no esquecimento depois de sua morte em 1913.

144 a. abolição da pena de morte em PORTUGAL, no dia 1º de julho de 1867.

135 a. morre MIJAIL A. BAKUNIN, anarquista russo, em 1º de julho de 1876.

135 a. COLORADO se converte no Estado número 38 dos ESTADOS UNIDOS, em 1º de julho de 1876.

121 a. nasce o GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO em 1º de julho de 1890. Falece em 23 de julho de 1932, num acidente com a explosão de uma bombarda. Era o COMANDANTE GERAL DA FORÇA PÚBLICA, na época em que se deu o Movimento Constitucionalista.

117 a. da promulgação da lei que autorizou o Governo do Estado de SÃO PAULO, em tempo competente, encampar a SOROCABANA, em 1º de julho de 1894.

114 a. das seguintes publicações no DIÁRIO POPULAR de 1º de julho de 1897: abriram-se hoje na Secretaria da Agricultura as propostas para introdução de 60 mil imigrantes para este Estado. Dos treze candidatos que pediram, onde obtiveram guia para fazer a caução exigida em lei.

Diversos moradores de SÃO JOÃO vieram hoje pedir-nos para reclamar relativamente a um quiosque que ali vão assentar em frente à Farmácia SÃO JOÃO. Realmente já parece mania esta de consentir no estabelecimento de quiosques nos pontos mais concorridos, impossibilitando o trânsito.

Hoje se deu um encontro dos trens C5 e um expresso de subúrbios entre as estações de SAPOPEMBA e NAZARETH. Não seguiu o expresso de SÃO PAULO por isso.

Recordando o sexto aniversário do falecimento do doutor SILVA JARDIM o DIÁRIO DE SANTOS dedica um artigo ao denodado lidador do abolicionismo e da República.

A notícia da vitória do corpo de exército que opera no sertão da BAHIA causou grande contentamento em SANTOS. O povo, nas ruas, rompeu em estrondosos vivas à República.

ANTONIO SEGUIA, morador à RUA DO AREAL, no BOM RETIRO, conseguiu iludir a moça FRANCISCA MOLLA, de 17 anos, e a raptou. INOCÊNCIA GROSSA, mãe de FRANCISCA queixou-se à polícia que efetuou o casamento de FRANCISCA e SEGUIA.

111 a. boxers se revoltam em TIENTSIN, TAKU e PEQUIM, em 1º de julho de 1900.

109 a. nasce o diretor de cinema WILLIAM WYLER em 1º de julho de 1902. Nos anos 1940 ele fez o filme A CARTA, com BETTE DAVIS, baseado no livro de SOMERSET MAUGHAM. Com a fama de perfeccionista, também produziu JEZEBEL, ainda com BETTE DAVIS. Outros filmes: O CONSELHEIRO, A BOA FADA, FOGO DE OUTONO, PÉRFIDA, PERDIÇÃO POR AMOR e o clássico O MORRO DOS VENTOS UIVANTES.

101 a. O conselho da Universidade de PARIS e o grupo das universidades em grandes escolas da FRANÇA “para as relações com a AMÉRICA LATINA” receberam na SORBONNE o MARECHAL HERMES DA FONSECA, do BRASIL.

101 a. o stock de borracha no mercado de MANAUS, diminui, restando apenas 700 toneladas. As vendas de 30 de junho de 1910 foram ao preço de 12$500 a 12$600 réis o quilo. Os compradores americanos fizeram boas ofertas, de acordo com as publicações nos jornais de 1º de julho de 1910.

100 a. norte-americano HIRAM BINGHAM descobre no PERU as ruínas da cidade sagrada dos INCAS, MACHU PICCHU, em 1º de julho de 1911.

97 a. cientista inglês ARCHIBALD LOW apresenta em LONDRES um aparato capaz de transmitir imagens à distância, que foi chamado de televisão, em 1º de julho de 1914.

95 a. proibição das bebidas alcoólicas em 24 Estados da União norte-americana, que afeta a 33 milhões de pessoas, em 1º de julho de 1916.

95 a. nasce o veterano de 1932 ANTÔNIO ROBERTO TRAVIA em 1º de julho de 1916. Entrou para a Sociedade Veteranos de 32 em 10 de julho de 1964, sob o número 5.073. Participou da Revolução com dezesseis anos de idade, no setor de abastecimento. Falece em 3 de fevereiro de 2005.

94 a. nasce MARIA AMÉLIA ARRUDA BOTELHO DE SOUZA ARANHA, em SÃO PAULO, no dia 1º de julho de 1917. Os quatro filhos, onze netos e doze bisnetos de MARIA AMÉLIA já sabem: em 1º de julho de 2007, no seu aniversário de 90 anos, nada de presenteá-la com echarpes, lenços ou qualquer mimo comumente dado à avós. “Não gosto de nada com cara de velhinha”. Apesar de pouco conhecida do grande público, essa matriarca “pra frentex” é bastante respeitada pela turma das artes, que a conhece pelo apelido de MABSA, formado por suas iniciais. Completou meio século de carreira em 2006, quando inaugurou sua maior empreitada: um museu a céu aberto no requintado condomínio HELVETIA, em INDAIATUBA, fundado por seu marido e seus filhos. Com mais de 100 esculturas, chama-se Parque dos Bichos Fantásticos. Autora de seis livros pretende lançar mais um em 2007, sobre seus ancestrais do Nordeste do BRASIL. Durante a pesquisa, rodou 600 quilômetros de carro por ALAGOAS ao lado de uma neta. “Ela queria ir para a CHINA, mas os filhos acharam arriscado”, conta BERNARDINO TRANCHESI, seu cardiologista há dez anos. Muito religiosa, MABSA reza sempre que pode. Para agradecer quando tem a chance de saborear uma feijoada (que adora), para pedir coragem antes de ir ao dentista (que detesta) e para ter inspiração nas aulas de cerâmica (sim, ela ainda estuda). E também para que se realize seu maior sonho: “Não quero ser esquecida”.

94 a. aos 11 anos, PU YI, apoiado pelo Exército, se converte pela segunda vez em imperador da CHINA, em 1º de julho de 1917.

92 a. nasce WALDEMAR ROSA, o taxista mais antigo em São Paulo, em 1º de julho de 1919. “Foi no dia 13 de outubro de 1948, quando minha senhora falou que eu precisava comprar um automóvel para trabalhar. Tinha saído do PÁSSARO MARROM (empresa de ônibus), e estava casado, com 20 mil réis no bolso. Comprei um CHEVROLET 1935, por 18 mil réis e coloquei o carro na praça”. Sobre a profissão, WALDEMAR é claro: “Não era tão bonito como agora, que todo mundo tem carro novo. Só comprávamos automóveis velhos, pois era o que dava. Alguns tinham carroça na praça.” De seus carros, os mais marcantes foram os FORD LANDAU dos anos 1970. Houve um CHEVROLET 1939 que era sair para uma corrida e passar na oficina. Teve um FORD 1942 e ganhou muito dinheiro. Nunca teve um fusca. Falando em passageiros: “Já levei o presidente TANCREDO NEVES e sua senhora, o SIMONAL e uma porrada de cantores que eu nem lembro. Só não Levi ainda a HEBE. Adoro ela, não perco um programa e é meu sonho fazer uma corrida com ela.” Houve passageiros míticos. “Já carreguei o ‘homem da mala’ (que, reza a lenda, levava dinheiro para o exterior). Ele vinha com um revólver e não deixava parar em lugar nenhum. Era pegá-lo em CONGONHAS e parar só no aeroporto de CAMPINAS.” WALDEMAR é diretor do Sindicato dos Taxistas em 2009. Diz que hoje trabalha pouco ‘só oito horas por dia’. E que o segredo da boa saúde é se manter sempre alegre “Eu não gosto de encrenca com ninguém. Tenho um bom coração, não falta nada. Tenho muitos amigos que é o importante.” WALDEMAR ROSA hoje tem um VECTRA 2006. Compra seu novo táxi, um FUSION. A estréia na praça será em julho de 2009.

90 a. do PARTIDO COMUNISTA DA CHINA, criado em 1 º de julho de 1921. Foi fundado em SHANGHAI.

87 a. inauguração em NOVA YORK da ponte sobre o HUDSON, o rio mais largo do mundo de então, de 2.724 metros de longitude, em 1º de julho de 1924.

76 a. nasce SIDNEY POLLACK, cineasta norte-americano, em 1º de julho de 1935.

74 a. AMÉLIA EARHART, a primeira mulher a cruzar o ATLÂNTICO NORTE em um avião monomotor, inicia a volta ao mundo, mas desaparece no PACÍFICO, em 1º de julho de 1937.

71 a. o “GOVERNO DE VICHY” se estabelece na FRANÇA, e o MARECHAL PÉTAIN é proclamado chefe de Estado, em 1º de julho de 1940.

70 a. nasce o CORONEL PM Ref KLÉBER DANÚBIO ALENCAR. Nasceu em 1º de julho de 1941.

69 a. nasce MARIA ADELAIDE AMARAL, no Distrito do PORTO, em PORTUGAL, no dia 1º de julho de 1942. Aos 12 anos, vem para o BRASIL e instala-se com a família na MÓOCA. Foi operária, vendedora numa joalheria e bancária. Seu primeiro texto dramatúrgico, RESISTÊNCIA, surge em 1975. Diante de uma crise no setor editorial, MARIA ADELAIDE AMARAL escrevia sobre demissão em massa e as reações humanas ao fato. Mas a montagem pioneira – em 1978 – seria BODAS DE PAPEL, peça concebida dois anos antes.O livro de estréia, LUISA – QUASE UMA HISTÓRIA DE AMOR, ganha o Prêmio JABUTI de 1986. Ele foi transformado em peça teatral, recebendo o nome de DE BRAÇOS ABERTOS, sob a direção de JOSÉ POSSI NETO, MARIA ADELAIDE se torna conhecida nacionalmente. Com POSSI NETO, ela teria outras parcerias – INSEPARÁVEIS, O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, adaptação realizada por ela da obra do escritor português JOSÉ SARAMAGO, e JOANA DARK, a REVOLTA, de CAROLYN GAGE.

A experiência na televisão veio, em 1990, com o convite de CASSIANO GABUS MENDES para escrever com ele a novela MEU BEM, MEU MAL. Iniciavam-se a carreira na rede GLOBO, resultando nas novelas O MAPA DA MINA e A PRÓXIMA VÍTIMA, entre outras. Ela faz um teatro engajado no cotidiano: a história do BRASIL é recontada em linguagem mais lúdica e acessível. Em 2006, MARIA ADELAIDE AMARAL e ALCIDES NOGUEIRA escrevem a minissérie JK, da Rede GLOBO. Ela é criadora na minissérie QUERIDOS AMIGOS, que se baseia no romance AOS MEUS AMIGOS (1992), de sua autoria, que estreou na GLOBO em 18 de fevereiro de 2008.

68 a. nasce o CORONEL PM Ref JOSÉ ROBERTO ROSAS em 1 º de julho de 1943.

67 a. nasce o ex-jogador de futebol ROBERTO LOPES MIRANDA em 1º de julho de 1944 em SÃO GONÇALO, no RIO DE JANEIRO. Ex-atacante de BOTAFOGO, FLAMENGO, CORINTHIANS, AMÉRICA-RJ e Seleção (tricampeã de 1970), ROBERTO MIRANDA pode se dizer um privilegiado. Não só pela carreira repleta de títulos como pelas companhias em campo. Em sua trajetória, ele teve o prazer de compartilhar bons momentos com três “gênios”: PELÉ, GARRINCHA e NILTON SANTOS. Foi campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970; campeão carioca pelo BOTAFOGO em 1962, 1967 e 1968; campeão do RIO-SÃO PAULO pelo BOTAFOGO em 1964 e 1966; e campeão da TAÇA BRASIL pelo BOTAFOGO em 1968. MIRANDA guarda o gol que marcou na vitória do BOTAFOGO sobre o FLAMENGO, 1 a 0, na despedida de NILTON SANTOS, em 13 de dezembro de 1964, num MARACANÃ lotado. Era juvenil, tinha 20 anos, e recebeu passe sob medida de seu “conselheiro”. Um adeus como convém aos ídolos. Nesse time, MIRANDA atuou por dez anos (1962-1972), conheceu GARRINCHA em fim de carreira. “Driblava demais”, conta ele. “GARRINCHA não tinha noção do que representava para o futebol mundial”. “Do MÉXICO, trouxe o tri e a amizade de PELÉ, que compensaram a condição de reserva. Quando ZAGALLO me chamava, eu já estava com as chuteiras amarradas”, disse MIRANDA que jogou contra PERU e INGLATERRA.

65 a. Estado Maior norte-americano estoura uma bomba atômica no atoll de BIKINI (OCEANO ATLÂNTICO) em 1º de julho de 1946.

64 a. nasce CAMILLA PARKER-BOWLES (CAMILLA SHAND), em 1º de julho de 1947, filha de uma família rica. Casou-se com o oficial do Exército, ANDREW PARKER-BOWLES, afilhado da rainha-mãe. Conheceu o príncipe CHARLES em 1970, num jogo de pólo e mais tarde iniciaram um romance. O príncipe CHARLES teria pedido CAMILLA em casamento em janeiro de 1972. Ela teria recusado porque o futuro rei da INGLATERRA deveria se casar com uma virgem. CAMILLA casou-se com ANDREW em julho de 1973. Em dezembro de 1974 nasceu seu filho THOMAS HENRY CHARLES. O príncipe CHARLES seria seu padrinho. Em 1979 nasceu LAURA ROSE CHARLES, filha de CAMILLA. Em novembro de 1977, CHARLES conheceu DIANA SPENCER, de 16 anos, casando-se com ela em 29 de julho de 1981. Em 21 de junho de 1982 nasceu o príncipe WILLIAM. Em 15 de setembro de 1984 nasceu o príncipe HARRY. Os jornais londrinos publicam o caso extraconjugal de longa data de CAMILLA e CHARLES em 15 de junho de 1992. Em 9 de dezembro daquele ano CHARLES e DIANA se separaram. Em junho de 1994, CHARLES confirma seu adultério depois da dissolução do casamento. Em janeiro de 1995, os PARKER-BOWLES se divorciam. Em julho de 1997, CHARLES dá uma festa para comemorar o 50 º aniversário de CAMILLA, com a presença do ex-marido dela, ANDREW. Em 31 de agosto de 1997, DIANA morreu num acidente de carro na FRANÇA. Em 3 de junho de 2000, a rainha reconhece o relacionamento de CHARLES e CAMILLA. Em 27 de junho de 2001, CAMILLA e CHARLES se beijam em público pela primeira vez. Em 10 de fevereiro de 2005, o escritório de CHARLES anunciava o casamento dele com CAMILLA. Em 9 de abril de 2005, CAMILLA PARKER-BOWLES e o príncipe CHARLES casaram-se no civil, em cerimônia simples, na prefeitura do condado de WINDSOR, sem a presença da rainha ELIZABETH II. Na capela de SÃO JORGE o arcebispo da CANTUÁRIA, ROWAN WILLIAMS, abençoa o casal, com a presença da rainha ELIZABETH II, o príncipe PHILLIP e 800 convidados. Num dos atos mais significativos dessa cerimônia, CHARLES e CAMILLA manifestaram arrependimento pelos pecados cometidos.

64 a. mobilização geral contra os comunistas na CHINA nacionalista, em 1º de julho de 1947.

63 a. nasce o Tenente-Coronel PM WÁLTER APPARECIDO PETIT em 1º de julho de 1948.

54 a. da tragédia de GARANHUNS. Dom FRANCISCO EXPEDITO LOPES era baleado na residência episcopal pelo padre HOSANA DE SIQUEIRA E SILVA. Ao ser baleado, às 18:30 horas de 1º de julho de 1957, o bispo pediu ajuda a JOÃO RAIMUNDO, um dos empregados da casa. Antes de morrer, disse que perdoava o padre e oferecia a vida por ele. “d. EXPEDITO morreu em meus braços”, informou dom ACÁCIO RODRIGUES ALVES bispo emérito (aposentado) de PALMARES e primeiro postulador da causa de beatificação de dom EXPEDITO. Dom ACÁCIO era um dos onze sacerdotes que, na madrugada de 2 de julho de 1957, estavam com dom EXPEDITO no hospital onde foi socorrido.

Natural de SOBRAL, onde começou a atuar como padre aos 24 anos, após fazer doutorado em Direito Canônico em ROMA, d. EXPEDITO nasceu numa família pobre e tinha oito irmãos. Antes de ser transferido para GARANHUNS, em 1955, foi bispo em OEIRAS. Ao chegar à nova diocese, começou a enfrentar problemas com padre HOSANA que os dois bispos anteriores não tinham conseguido resolver. Suspeito de ter um romance com uma moça em QUIPAPÁ, onde era vigário, padre HOSANA negou essa ligação até o fim da vida. Ele foi excomungado pela Igreja e condenado pela Justiça a 23 anos de prisão. Solto em 1968, em liberdade condicional, foi morar num sítio de sua família em CORRENTES. Foi morto a pauladas em 1997, aos 84 anos. Consta que por disputa de terras, versão não confirmada.

Um tribunal eclesiástico concluiu, em princípios de outubro de 2005, em GARANHUNS (PE), o processo diocesano de beatificação e canonização de dom FRANCISCO EXPEDITO LOPES, que pode ser declarado mártir e santo por ter sido assassinado em defesa da fé e da moral.

“Se a SANTA SÉ reconhecer que dom EXPEDITO foi mártir, como nós argumentamos, essa condição apressará o processo, porque o martírio dispensa a comprovação de milagres atribuídos à intercessão do candidato a santo”, disse o bispo de GARANHUNS, dom IRINEU ROQUE SCHERER. Ele vai levar o ROMA dois volumes com documentos coletados na diocese, ainda em outubro de 2005.

53 a. do último tributo de uma nação encantada com os jogadores brasileiros, no dia 1º de julho de 1958. Dois mil suecos gritaram “HIP, HIP, HURRAH!”, às 9:57 horas, no aeroporto de ESTOCOLMO, na despedida da seleção. PAULO MACHADO DE CARVALHO, chefe da delegação, fez um breve discurso de agradecimento ao povo da SUÉCIA. E a Seleção Brasileira, com a taça JULES RIMET, embarcou de volta para casa nas asas da PANAIR. Uma longa viagem com escalas em LONDRES, PARIS e LISBOA até pousar em RECIFE, depois RIO e, finalmente, SÃO PAULO. Na capital da INGLATERRA, os campeões passaram 45 minutos. A maioria ainda em êxtase com a conquista da primeira COPA DO MUNDO. Às 11:25 horas, o avião partiu rumo a PARIS. Pousou na FRANÇA às 16 horas. Mais homenagens até o embarque para LISBOA, às 18 horas. Na capital portuguesa, uma multidão também festejou a passagem dos brasileiros. Às 23:20 horas, a aeronave da PANAIR decolou rumo ao BRASIL.

50 a. nasce a PRINCESA DIANA, em 1º de julho de 1961. Morre num desastre de automóvel, em 31 de agosto de 1997, na FRANÇA. Às 19:45 horas de 1º de julho de 1961 nasce DIANA FRANCES SPENCER em NORFOLK, INGLATERRA. Terceira filha mulher de FRANCES RUTH BURKE ROCHE e de EDWARD JOHN SPENCER, tinha ancestrais como o rei inglês do século XVII, CARLOS II e ANA BOLENA, uma das esposas de HENRIQUE VIII. Quando os pais de DIANA se separaram em 1967 – supostamente por causa de um caso de FRANCES – começou uma briga pela guarda dos dois filhos caçulas, DIANA e CHARLES, vencida pelo pai. Já adulta, a princesa teria dito a amigos que o divórcio de seus pais fora tão traumático que ela queria uma família unida e feliz. Já “LADY DI” com a morte do avô de DIANA, que era conde, o pai dela herdou o título em 1975. Como filhas de conde, DIANA e as irmãs ganharam o título de “lady”. A família então se mudou para ALTHORP, em NORTHAMPTONSHIRE, propriedade do século XVI que pertencia aos SPENCER. Na escola, LADY DI mostrava talento especial para a música e para a dança. No dia 29 de julho de 1981, DIANA, 20 anos, e o príncipe CHARLES, 32, se casaram na catedral de ST. PAUL, em LONDRES. A cerimônia teve 3.500 convidados, mas foi vista por 750 milhões de pessoas, porque a televisão a transmitiu ao vivo. Com o casamento, LADY DI mudou o título para “SUA ALTEZA REAL A PRINCESA DE GALES”. Nasceu em 21 de junho de 1982, WILLIAM, primeiro filho de DIANA (o segundo, HARRY, nasceu em 1984). A princesa declarou depois que sofreu de depressão pré e pós-parto.

Em 1987, sem preconceito, a princesa rompeu o protocolo, durante uma visita ao hospital MIDDLESEX, na INGLATERRA, em abril, e cumprimentou, sem luvas, nove pacientes infectados com o vírus HIV. Foi a primeira celebridade a ser fotografada nessa situação, uma atitude política para combater o preconceito com a doença.

A separação oficial de CHARLES e DIANA foi anunciada em 9 de dezembro de 1992. Os rumores de que o casamento não ia bem começaram antes, em ‘1985. Em junho de 1992, DIANA: A SUA VERDADEIRA HISTÓRIA, escrito pelo jornalista ANDREW MORTON com a ajuda da princesa, transformou CHARLES em vilão. A opinião pública ficou do lado de DIANA.

DIANA comprou guerra contra a família real ao questionar o futuro reinado de CHARLES, numa longa entrevista ao programa de TV PANORAMA BBC. “Como príncipe de GALES, CHARLES tem mais liberdade. Ser rei seria mais sufocante”, disse ela em 1986. Essa entrevista foi vista por 22 milhões de pessoas.

Em 31 de agosto de 1997, DIANA saiu de carro do hotel PLAZA, em PARIS, com o namorado “DODI” AL-FAYED. Perseguido por paparazzi, o carro bateu e matou DODI, o motorista HENRI PAUL e DIANA. O funeral dela, em 6 de setembro de 1997, foi visto por um bilhão de pessoas.

49 a. República de RUANDA e o reinado de BURUNDI obtêm a independência em 1º de julho de 1962.

43 a. militantes do Comando de Libertação Nacional (COLINA) executam o MAJOR EDWARD ERNEST TITO OTTO MAXIMILIAN VON WESTERNHAGEN, major do exército alemão, confundido com o capitão boliviano GARY PRADO, colega do alemão no Curso de Estado Maior, no RIO, em 1º de julho de 1968. PRADO ganhara fama com a caçada e morte de CHE GUEVARA, na BOLÍVIA. MAXIMILIAN foi morto pelo COLINA, grupo que depois ajudou a formar a VAR-PALMARES. Em 1968, DILMA ROUSSEFF pertencia ao COLINA.

43 a. GRÃ-BRETANHA, UNIÃO SOVIÉTICA, ESTADOS UNIDOS e 58 países que não possuem armas nucleares assinam um Tratado que limita a proliferação de armas nucleares, em 1º de julho de 1968.

41 a. URSS e CHINA POPULAR reatam suas relações diplomáticas em 1º de julho de 1970.

37 a. da morte de JUAN DOMINGO PERÓN, presidente da ARGENTINA e o líder mais polêmico e influente do século XX no País. O peso de várias revoluções, três presidências turbulentas e 18 anos de exílio, e a tarefa de governar um país dividido, foram duros demais para o general de 78 anos. Quando os médicos chegaram no dia 1º de julho de 1974, já era tarde. No canto do quarto, observava em silêncio a vice de PERÓN, que também era sua segunda mulher, a ex-dançarina de cabaré MARÍA ESTELA MARTÍNEZ DE PERÓN, conhecida como ISABELITA. Nesse instante entrou no quarto o esotérico JOSÉ LÓPEZ REGA, astrólogo do casal PERÓN e eminência parda do governo. “O general já morreu uma vez e eu o ressuscitei!”, gritou, empurrando os médicos. Segurando PERÓN pelas canelas, o esdrúxulo EL BRUJO fechou os olhos e começou a gritar: “Meu faraó, não vá embora !”. Duas horas depois, ele comunicava aos argentinos que o presidente havia falecido. Nos três dias seguintes, ao longo dos quais milhões de argentinos usaram braçadeira negra, o país ficou virtualmente isolado do restante do mundo, já que foram proibidas todas as notícias na mídia que não fossem relativas à morte do líder, seus funerais e repercussões.

A conquista do poder começou em 1943, quando PERÓN, ainda coronel, foi o mentor intelectual de um golpe de Estado que o levou a ser secretário do Trabalho. Nesse cargo, fortaleceu a Confederação Geral do Trabalho (CGT), estrutura que usou para mobilizar massas de operários que gritavam seu nome freneticamente. Em 1945, assustada com o poder crescente de PERÓN, a cúpula militar ordenou sua prisão. Poucos dias depois teve de soltá-lo, pois centenas de milhares de trabalhadores – os “descamisados”– marchavam pedindo sua libertação.

Dali para a frente, PERÓN –EL CONDUCTOR- tornou-se o homem forte do País. Eleito presidente em 1946, casou-se com uma atriz de segunda categoria, a passional EVITA, que se tornou a “mãe dos pobres”. Juntos, criaram leis sociais inéditas na AMÉRICA DO SUL, aumentaram a renda dos operários, solidificaram uma classe média sem precedentes na região e industrializaram o País. No entanto, PERÓN também liderou um regime autoritário, no qual a oposição foi brutalmente reprimida.

Enfraquecido com a morte de EVITA, em 1952, foi derrubado em 1955. Partiu para o exílio, onde conheceu ISABELITA. Instalado na ESPANHA, planejou seu retorno à ARGENTINA. Em 1973, voltou e foi eleito presidente. Mas, um ano depois, morria, deixando o País imerso no caos político.

Com a morte do presidente JUAN DOMINGO PERÓN, tomou posse sua viúva e vice-presidente, MARÍA ESTELA MARTÍNEZ DE PERÓN, mais conhecida como ISABELITA. Ela não conseguiu dominar o cenário turbulento que surgiu após a morte do marido. ISABELITA, que seguia os conselhos de seu astrólogo, o ex-cabo da Polícia Federal, JOSÉ LÓPEZ REGA, ficou menos de dois anos no poder. Em 1976, foi derrubada por um golpe. A ditadura terminou sete anos depois, em 1983, e o peronismo sofreu sua primeira derrota nas urnas. O vencedor foi RAÚL ALFONSÍN, da UNIÃO CÍVICA RADICAL (UCR). Mas os peronistas rapidamente se recuperaram, e começaram a perturbar o governo ALFONSÍN com as greves convocadas pela CGT, a mobilizadora das massas peronistas. ALFONSÍN teve de renunciar seis meses antes do fim de seu mandato. Em julho de 1989, o peronista CARLOS MENEM tomou posse. MENEM chegou ao poder com um clássico discurso peronista: assistencialismo social, estatais fortes e burguesia nacional protegida. Nada disso aconteceu. Ele empreendeu uma abertura econômica sem precedentes e privatizou todas as estatais que PERÓN havia criado.

MENEM foi reeleito em 1995. Em 1999 o candidato peronista foi EDUARDO DUHALDE, derrotado por FERNANDO DE LA RÚA, da UCR. A administração incompetente levou o País à crise econômica e à renúncia de DE LA RUA. Foi substituído pelo peronista ADOLFO RODRÍGUEZ SAÁ, que durou uma semana. Seu sucessor foi outro peronista, DUHALDE, que dois anos antes havia sido derrotado nas urnas. Para a sucessão de DUHALDE, o peronismo pela primeira vez apresentou mais um candidato. Foram três, no total. O eleito foi NÉSTOR KIRCHNER, um peronista que resgatou o discurso nacionalista de PERÓN.

36 a. MICHEL, neto de Dona DEOLINDA, filho do SÉRGIO, sobrinho da LUCINDA. Nasceu em 1º de julho de 1975.

35 a. início dos XXI Jogos Olímpicos, em MONTREAL (CANADÁ), no dia 1º de julho de 1976.

32 a. das anotações feitas em 1º de julho de 1979: neste domingo faço mais uma viagem até POÁ. Um desastre feio na estrada de CUMBICA, envolvendo uma jamanta e um Volkswagen. Minha mãe e minha filha MARIZETE estão bem e não há notícias desagradáveis. Falam sobre a festa de SÃO PEDRO, onde na cidade de POÁ ainda se comemora a data e a tradição. Minha mãe comenta as artes aprontadas pelos filhos do meu primo CIDO e a perturbação de tia ANTONIETA, mãe do CIDO, envolvida diretamente nisso tudo. Permaneço em POÁ até 17 horas. Nesta tarde assisti o GP DA FRANÇA com JEAN PIERRE JABOUILLE vencendo essa corrida. O segundo lugar ficou com GILLES VILLENEUVE. O terceiro foi RENÉ ARNOUX. ALAN JONES chegou em quarto e JEAN PIERRE JARRIER foi o quinto.

Em casa LUCINDA comenta o que foi o “Chá de cozinha” da GISLEIDE, transcorrido hoje à tarde. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR casará com a GISLEIDE no próximo dia 14.

MARLENE continua o namoro com o ALBERTO e passou uma boa parte do domingo em sua casa, no COCAIA.

Termino a leitura de “AS BOTAS DO DIABO”, romance que focaliza a construção da estrada de ferro MADEIRA-MAMORÉ, ligando o BRASIL à BOLÍVIA. Essa estrada foi desativada em 1966.

24 a. das anotações de 1º de julho de 1987: com início às 8 horas desta quarta-feira começa a 1ª Verificação corrente de CIÊNCIAS SOCIAIS. Em CIÊNCIA POLÍTICA cai o tema “O PODER e MAQUIAVEL”. Em SOCIOLOGIA surge uma confusão quanto à primeira questão – Os objetivos da socialização. Cada um tem um tem uma idéia diferente. A segunda questão é mais fácil – Que é socialização. Os oficiais alunos divergem quanto os objetivos da socialização. A prova avança na aula seguinte. Os TENENTES-CORONEÍS BONJORNO e CRUZ pronunciam-se a respeito dessa verificação corrente.

ECONOMIA – Professor TITO LIMA dá as suas 3ª e 4ª aulas. Dá vários conceitos sobre a Lei da Economia.

O CORONEL PM CARLOS FUGA dá as 13ª e 14ª aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA, uma corrida até o Ginásio “DELPHIN BALANCIER”, no CPChq, e jogos de futebol de salão e volibol.

No 2º BPChq o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES conta-me que os TENENTES QAOPM GUERRA e OSMAR foram apresentados ao QCG para integrarem um grande número de oficiais (70 no total) que irão compor a Fiscalização do PLANO BRESSER. Converso com o CORONEL PM JÓBIO e TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES sobre essa situação.

Ainda me reúno com o CAPITÃO SILVA, TENENTE CIDO, ÉRICO, DANIEL e MAURO para estudar assuntos do reservado.

Passa para a reserva o CORONEL PM ANTÔNIO CASILLO REGO.

Promovido a MAJOR PM e transferido para a reserva o CAPITÃO PM LUEDY SILVEIRA DE OLIVEIRA.

O TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO ROSAS está completando 45 anos de idade. O TENENTE-CORONEL PM KLEBER DANÚBIO ALENCAR completa 46 anos.

O CABO PM PICIRILLO passa a viatura para o PM BATISTA. Este me transporta até GUARULHOS, juntamente com o CABO PM AMILTON.

A baderna acontecida no RIO causa um prejuízo de 70 milhões de cruzados.

A FAB vai barrar os inimigos do regime.

Preso o Diretor da CNT MAURÍCIO PENCAKI, no RIO, com base na Lei de Segurança Nacional, acusado de participar das agressões contra o Presidente JOSE SARNEY.

Jogos de hoje pelo Campeonato Paulista: CORINTHIANS 2 x FERROVIÁRIA 0; PALMEIRAS 2 x BANDEIRANTE 0; SÃO PAULO 1 x AMÉRICA 1; SANTOS 0 x QUINZE DE JAÚ O.

23 a. MIKHAIL GORBACHOV impõe sua reforma aos dirigentes do partido soviético, em 1º de julho de 1988.

21 a. falece o pioneiro do cinema brasileiro JEAN MANZON, em 1º de julho de 1990.

21 a. ocorre a fusão oficial das economias e sistemas de previdência social entre as duas ALEMANHAS, em 1º de julho de 1990.

20 a. tropas libanesas avançam pelo sul do LÍBANO em combate contra guerrilheiros palestinos, em 1º de julho de 1991.

20 a. Soviet Supremo da URSS aprova a lei sobre privatização de propriedade em 1º de julho de 1991.

20 a. da morte do poeta PAULO MENDES CAMPOS, em 1º de julho de 1991.

20 a. das novas placas alfanuméricas de três letras, lançadas em 1º de julho de 1991.

20 a. do termino do PACTO DE VARSÓVIA, em 1º de julho de 1991.

20 a. falece o ator MICHAEL LONDON, em 1º de julho de 1991.

20 a. do exame de ENDOSCOPIA, que LUCINDA fez no HOSPITAL DAS CLÍNICAS, em 1º de julho de 1991.

19 a. da passagem de Comando no CPAM-1. Saia o Cel. PARREIRA e assumia o Cel. SCHIAVETTI, em 1º de julho de 1992.

19 a. falece o produtor de cinema italiano FRANCO CRISTALDI, em 1º de julho de 1992..

17 a. do PLANO REAL. O governo criou, por meio da MP 542, a nova moeda brasileira, o REAL, que substituiu o CRUZEIRO REAL, no dia 1º de julho de 1994. A conversão foi feita na proporção de R$1,00 para C$2.375,00 (valor fixado para a URV em 30 de junho de 1994). A troca das cédulas no primeiro dia da nova moeda ocorreu de forma tranqüila, apesar de algumas dificuldades com os cálculos. O dinheiro depositado em banco foi convertido automaticamente. O REAL era lastreado pelos US$ 40 bilhões em reservas cambiais que o BRASIL dispunha. O Senador SIBÁ MACHADO (PT/AC) diz o seguinte: “Eu era presidente da CUT no ACRE e os analistas diziam que seria um plano catastrófico. Mas, ao receber as primeiras notas do real, tive uma sensação boa, senti que era uma moeda forte, parecia que nós tínhamos ficado ricos. Lembro-me das pessoas dizendo que estavam ganhando muito dinheiro e, por isso, votariam no FERNANDO HENRIQUE CARDOSO para presidente. Mas, mesmo forte, a moeda desaparecia rápido de nossos bolsos. Logo depois daquele 1º de julho, fui à feira com 30 reais e consegui comprar pouca coisa, o que me deixou impressionado. Contudo, foi o início de uma reestruturação, algo que equilibrou a inflação e impôs uma nova cultura”.

17 a. YASSER ARAFAT conclui seu exílio de 27 anos ao regressar a território palestino, onde é recebido com honras de chefe de Estado, em 1º de julho de 1994.

16 a. bombardeio de um setor residencial de SARAJEVO mata 12 pessoas e fere outras 62, em 1º de julho de 1995.

15 a. falece o campeão de tênis de mesa CLÁUDIO CANO, em 1º de julho de 1996. Nessa data também falecem o Desembargador ADRIANO MARREY e a atriz MARGAUX HEMINGWAY.

15 a. entra em vigor no Território do Norte da AUSTRÁLIA a primeira lei que permite a eutanásia no mundo, em 1º de julho de 1996.

14 a. falece o ator ROBERT MITCHUM, em 1º de julho de 1997. Outras anotações nesta data:A Justiça decretou a falência da PERSICO PIZZAMIGLIO AS, uma das maiores fabricantes de tubos de aço do País. A empresa estava em concordata, mas os 640 funcionários ficaram surpresos com o fechamento pois o BANCO UNION e o BANCO EXCEL demonstraram interesse pela compra da PERSICO. Centenas de trabalhadores se concentraram em frente à fábrica e bloquearam a VIA DUTRA, causando nesta manhã um gigantesco engarrafamento.

Ainda a temperatura é baixa, própria do inverno. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC entra numa época de intensa movimentação. Já foi assim no ano passado, quando praticamente começava minhas atividades no MMDC. A solenidade de 9 de Julho exerce uma atividade estafante, principalmente porque não temos funcionários suficientes e os diretores não exercem suas funções. Desta feita até a Comissão de Medalhas deixou tudo nas minhas mãos. Os currículos demoram para chegar, os diplomas estão incompletos (faltam ainda 2). Há necessidade de se fazer vários contatos, principalmente com a Diretoria de Comunicação Social do Quartel do Comando Geral.

Uma palestra sobre envolvimento de policiais com marginais, às vezes até trabalhando para quadrilhas organizadas, gera muita discussão nesta manhã. Os ouvintes aproveitam o diálogo para fazer um paralelo desse assunto com a crise da policia militar mineira e as inúmeras reivindicações de melhoria de vencimentos por outras PMs. Há um perigo em cascata que em São Paulo vai tomando um rumo assustador. Há manifestações nos rádios das viaturas e uma latente insubordinação da tropa. Na polícia civil já há até data marcada para deflagração da greve: 9 de agosto.

No MMDC atendo um repórter do DIARIO POPULAR, RÓBSON, que pretende escrever uma matéria, a ser publicada amanhã, sobre o feriado de 9 de Julho. O CORONEL CANAVÓ chega depois das 19 horas. O neto de um dos heróis de 23 de maio, CAMARGO, conversa comigo por telefone. Quer ele participar da Solenidade de 9 de Julho. Visitam-nos o SubCmt do 3º BPMM e um oficial de comunicação social para nos convidar para o aniversário desse Batalhão, em 14 de Julho. O estandarte da Unidade será condecorado na oportunidade. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA fornece-me a lista dos onze nomes de veteranos, já falecidos, cujas cinzas serão transportadas pra o cinerário em 9 de Julho. As urnas deverão chegar na Sociedade na semana que vem e os bombeiros as transportarão para o Regimento de Cavalaria “9 de Julho” no dia 8 de julho. Às 17 horas, estou na Rua GUAIANAZES. Pelo EXPRESSO BRASILEIRO retorno a GUARULHOS.

Assisto nesta noite a vitória do FLAMENGO frente ao SÃO PAULO por 1 a 0, sagrando-se campeão da COPA DOS CLUBES CAMPEÕES MUNDIAIS.

Em WIMBLEDON, BÓRIS BECKER, campeão de 1985 e 1986 – e finalista em 1988/90/91 e 95 – classificou-se para as quartas-de-final ao derrotar o chileno MARCELO RÍOS; MICHAEL STICH, campeão em 1991, derrotou o australiano MARK WOODFORDE; o australiano PATRICK RAFTER perdeu para seu compatriota TODD WOODBRIDGE; NICOLAR KIEFER, de 19 anos, venceu o russo YEVGENY KAFELNIKOV; GREG RUSEDSKI eliminou RICHEY RENEBERG. No feminino, MARTINA HINGIS passou por SABINE APPELMANS, da BÉLGICA. Enfrentará agora, nas quartas-de-final a checa DENISA CHLADKOVA, que hoje derrotou a venezuelana ALEJANDRA VENTO; a espanhola ARANTXA SANCHEZ derrotou a francesa MARY PIERCE. Outros jogos das quartas-de-final: ANNA KOURNIKOVA x IVA MAJOLI. JANA NOVOTNA x YAYUK BASUKI; ARANTXA SANCHEZ x NATHALIE TAUSIAT.

Todos os coronéis comandantes de policiamento de área na Grande São Paulo reuniram-se hoje no CPM para avaliar a proposta de emenda constitucional apresentada pelo Governador MÁRIO COVAS. Na reunião tratou-se também da situação atual da PMESP, reivindicando reajuste de vencimentos.

13 a. falece o apresentador de TV ÉDSON “BOLINHA” CURY, em 1º de julho de 1998.

12 a. do caso do site da INTERNET "ORGULHO PAULISTA", criado por um grupo de SKINHEADS, usando indevidamente o nome da SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC, em 1º de julho de 1999. Nós combatemos essa situação, obrigando que esse site saia fora do ar.

12 a. morre JOSHUA NKOMO, um dos líderes da independência do ZIMBABUE, em 1º de julho de 1999.

12 a. rainha ELIZABETH II inaugura o primeiro parlamento a realizar sessão na ESCÓCIA em quase 300 anos, no dia 1º de julho de 1999.

11 a. mais de 300 mil pessoas celebram na localidade cubana de MANZANILLO o regresso do menino ELIÁN GONZÁLEZ, que naufragou em frente a costa da FLÓRIDA, vindo de CUBA e cuja custódia foi, durante sete meses, uma batalha legal entre CUBA e EUA, no dia 1º de julho de 2000.

11 a. falec. do ator WÁLTER MATTHAU, aos 79 anos, em 1º de julho de 2000. Famoso por sua atuação como o velho rabugento OSCAR MADISON, em "O ESTRANHO CASAL", trabalhou ao lado de JACK LEMMON.

11 a. da inauguração do 31o.BPMM, em GUARULHOS, no dia 1º de julho de 2000.

11 a. da libertação de LUIZ ESTÊVÃO, em BRASÍLIA após passar uma noite em cela comum da Superintendência da Polícia Federal, no dia 1º de julho de 2000. A liminar que revogou a prisão foi concedida pelo presidente do Tribunal Federal da 1a. Região, FERNANDO DA COSTA TOURINHO NETO.

11 a. da ocorrência onde foram encontrados, baleados em um Logus vermelho, no bairro da PONTE GRANDE, em GUARULHOS, o sargento JOSÉ CÍCERO PEREIRA DA SILVA e o PM CARLOS QUINTINO DE OLIVEIRA, em 1º de julho de 2000. O sargento morreu ao dar entrada no Hospital PADRE BENTO. A ocorrência foi registrada no 1o. Distrito Policial de Guarulhos.

11 a. falec. do doutor VIRGÍLIO LOPES DA SILVA, aos 84 anos. Foi secretário de Estado por diversas vezes. Ocupou as pastas da Secretaria da Segurança Pública, Justiça, Planejamento, Trabalho e Administração. Foi promotor público, procurador da Justiça, Corregedor da Justiça, Corregedor Geral do Ministério Público e Procurador Geral da Justiça. Morreu dia 1º de julho de 2000.





ACONTECEU EM 2 001 : - DOMINGO

Eliminatórias da COPA DO MUNDO 2002 - O BRASIL não consegue vencer o URUGUAI em MONTEVIDÉU - já no final do jogo, um gol de pênalti dos uruguaios dá a vitória ao inimigo. Com esse 1 a 0 , o BRASIL ainda ocupa a quarta colocação, mas agora em situação ruim na tabela, pois precisará vencer os jogos restantes - cinco - para se classificar.

A TRISTEZA brasileira é dobrada neste domingo porque a Seleção sub-20 foi eliminada no MUNDIAL da ARGENTINA. BRASIL e GANA empataram no tempo regulamentar e a decisão foi através da " morte súbita" quando, na prorrogação GANA fez o gol da vitória.



FALECEU AMÉLIA ESCUDEIRO DE MORAIS, aos 101 anos. Ela foi atropelada por um ônibus no dia 19 de junho e estava hospitalizada. Teve as duas pernas amputadas em razão do acidente e, no hospital, acabou pegando uma pneumonia que acabou por matá-la, segundo os parentes. Ela atravessava a rua MÁRIO LOPES LEÃO, em SANTO AMARO, quando foi atropelada. No dia 20 de junho os médicos decidiram amputar suas duas pernas, esmagadas pelo coletivo.



A CANTORA SIMONY festejou seus 25 anos com uma festa no Planet Party Buffet, São Paulo. Ao lado do padre ANTÔNIO MARIA, ela anunciou que vai casar com o rapper AFRO-X, que está preso no CARANDIRU. O cantor e pai de seu filho RYAN, nascido no dia 5 de junho.



PRESO O EX-CAPITÃO da Marinha Argentina ALFREDO ASTIZ. Conhecido como o ANJO LOIRO, ele é um dos símbolos da ditadura e acusado de ter comandado uma rede clandestina de roubos de bebês. Ele se entregou à polícia, em BUENOS AIRES.



Morre NIKOLAI BÁSOV, físico russo, um dos inventores do laser e prêmio NOBEL de física em 1964.



2 002 : - SEGUNDA-FEIRA

Começa uma semana agitadíssima para nós da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois teremos algumas solenidades e não poderemos nos furtar a participar desses eventos.

Pela manhã, liga-me o MAJOR COSTA, da DAMCO, dizendo que ainda hoje estarão prontos os diplomas e serão encaminhados para assinatura do Secretário das Medalhas, Cel. GUIMARÃES, e pelo presidente da Diretoria Executiva do MMDC, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA.

O Sr. ROMEU CICCONE conversa comigo pela manhã e submete-me à apreciação o seguinte panfleto :



CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA – CRC

Fundado em 28 de junho de 2002, o CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA –CRC– por determinação do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em Sessão Solene presidida pelo EXMo. Sr. Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES.

O CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA deverá tornar-se nos próximos anos a mais completa fonte de consulta a partir da unificação dos acervos hoje dispersos sobre o Movimento Constitucionalista de 1932.

O CRC conta também com uma Secretaria de Relações Internacionais para resgatar importantes dados existentes em acervos históricos e diplomáticos em outros países. Elementos de pesquisa poderão ser obtidos a partir da ampliação do Acervo Digital já existente desde setembro de 2001.

A reorganização e ampliação da Biblioteca e a expansão do Museu Constitucionalista ocorrerão paralelamente a montagem da Expomobil – grupo de exposições temáticas móveis que percorrerão o Estado de São Paulo e o BRASIL.

A INTERNET será o espaço de instalação do Acervo Virtual com titulação bilingüe para facilitar o acesso de pesquisadores estrangeiros, ao lado do Site Oficial da Sociedade, já existente (www.muralnet.net/mmdc)

O CRC constitui-se no embrião do futuro MEMORIAL CONSTITUCIONALISTA.

Para maiores informações:

Centro de Referência Constitucionalista < crc-mmdc@uol.com.br>

Site Oficial da Sociedade Veteranos de 32-MMDC : www.muralnet.net/mmdc.

Editor: editor@muralnet.net.

Passo pelo MMDS, onde ouço a explanação das atividades do Coronel CARMELO, já planejando possíveis férias neste mês.

Por volta das 14 horas estou no MMDC. Não consigo fazer muita coisa porque começo a receber telefonemas sobre a palestra na Associação Comercial, sobre a do Prof. SÓLON BORGES DOS REIS no dia 5 e assuntos atinentes ao NOVE DE JULHO. Além disso, chegam o Sr. MARCONDES e o Procurador do Estado, agora nosso conselheiro, o Prof. EGBERTO MAIA LUZ.

Apesar de tudo, um pouco depois das 16 horas, deixo a sociedade e vou para a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL.

Vamos encontrar muitos conhecidos no 11 º andar – acadêmico JOÃO DE SCANTIMBURGO, ORDONE, LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, SENADOR ROMEU TUMA, DEPUTADA ESTADUAL ROSMEIRE, MARIA LUIZA BYINGTON, HERNÂNI DONATO, PAULO BOMFIM, ROMEU CICCONE e sua senhora, Cel. UBIRATAN GUIMARÃES, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, OG POZZOLI, um tenente–coronel do EB, enfim, em pouco tempo toda a plenária da Associação Comercial fica completa.

O Presidente da Associação Comercial abre os trabalhos após a constituição da mesa. Durante quase duas horas ouvimos palestras inflamadas, muito bem dirigidas, das seguintes pessoas: JOÃO DE SCANTIMBURGO, LUIZ GONZAGA BERTELLI, EDIMARA DE LIMA, OG POZZOLI, HERNÂNI DONATO, poeta PAULO BOMFIM e do veterano de 32 FRANCISCO DE PAULA MACHADO DE CAMPOS. As exposições desses senhores dão um quadro perfeito do Movimento Constitucionalista de 32, com a participação do povo (nos dizeres de João de Scantimburgo), da Associação Comercial (conforme discorreu Bertelli), da gente do Norte (nas palavras de Og Pozzoli, comoventes, pois começa com a idéia de separação, conforme pregoavam as tropas legalistas, e depois a descoberta da verdadeira finalidade do movimento), da família (nos dizeres do poeta Paulo Bomfim) e da mulher (explanação feita por Edimara).

Foi uma verdadeira aula de história. Aprendi muito nesta noite. Tenho me inteirado do Movimento Constitucionalista no dia–a–dia do MMDC, mas sempre há coisas novas para completar o grande mosaico de 32.

Conversamos com muita gente na Associação Comercial, inclusive com o superintendente, MARCEL DOMINGOS SOLIMEO, irmão do CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO.

São mais de 20 horas quando deixo o local. Pego o metrô e perco meia hora no aguardo do EXPRESSO COCAIA.

Quando chego em casa, fico sabendo que querem falar comigo o Sr. MARCONDES e o Sr. PIRES. O primeiro quer combinar ir a APMBB, para uma reunião às 9 horas de amanhã. O Sr. PIRES diz que está assinando os diplomas da Medalha CONSTITUCIONALISTA e quer alguns esclarecimentos.



“ILHA RÁ–TIM–BUM” estreou hoje na TV CULTURA. Com 52 episódios e o meio ambiente em foco, novo seriado consumiu dez milhões de reais.

Em tese, a ILHA RÁ–TIM–BUM nada tem a ver com o CASTELO RÁ–TIM–BUM (1994) e nem com a RÁ–TIM–BUM (1990). Mas é em razão da grife que muito se espera do novo seriado. Cinco jovens se perdem e vão parar na tal ilha. Os demais personagens são habitantes do pedaço. NEFASTO é um micróbio em tamanho de gente. Vilão do enredo, fará de tudo para evitar que os jovens partam da ilha – seu objetivo é estudar de perto a raça que ele quer dominar.



O estudante de medicina da Universidade de São Paulo MATEUS DA COSTA MEIRA, acusado de matar três pessoas em um cinema do Shopping Morumbi, zona sul, em 3 de novembro de 1999, irá a júri popular. A decisão foi tomada na semana passada.



O sargento PM AILTON CAVALCANTE DA SILVA, de 36 anos, baleado numa pizzaria de sua família, na avenida Brigadeiro FARIA LIMA, em GUARULHOS, não resistiu ao ferimento e veio a falecer. Foi enterrado hoje no Cemitério CAMPO SANTO, na VILA RIO DE JANEIRO.



Um cordão humano de mais de três quilômetros se formou hoje durante todo o dia, e não diminuiu até o final da noite, em frente à CASA DA PRECE, centro espírita de CHICO XAVIER, em UBERABA, no TRIÂNGULO MINEIRO, onde o corpo do médium está sendo velado.



O candidato a governador pelo PPB, ex–prefeito PAULO MALUF, anunciou hoje o reitor da Universidade Bandeirante (UNIBAN), HEITOR PINTO FILHO, como o candidato a vice em sua chapa. PINTO FILHO é filiado ao PPB. A solução caseira já havia sido adotada por MALUF na campanha de 2000 pela Prefeitura de São Paulo, quando teve o deputado federal CUNHA BUENO como candidato a vice.



ESPECULAÇÃO FAZ O DÓLAR CHEGAR PERTO DOS R$ 3,00. FERNANDO HENRIQUE, PEDRO MALAN e ARMÍNIO FRAGA não puderam comemorar o aniversário de oito anos do REAL.



ANUNCIADA pelo Ministério Público Federal a decisão de recorrer da sentença que absolveu o ex–senador LUIZ ESTÊVÃO no processo de desvio de recursos do Fórum Trabalhista de São Paulo. No mesmo processo, o juiz aposentado NICOLAU DOS SANTOS NETO foi condenado a oito de prisão por lavagem de dinheiro e tráfico de influência.



Um avião TUPOLEV, de fabricação russa, e um BOEING 757 se chocaram em pleno vôo sobre o estado de BADEN-WURTTEMBERG, no sul da ALEMANHA, de acordo com funcionários locais. O choque ocorreu por volta da meia-noite. Morreram 71 pessoas.



CONDENADO a nove anos de prisão o ex–chefe do serviço secreto do PERU VLADIMIRO MONTESINOS, de 57 anos. Nos anos 90, montou uma rede de corrupção no país que envolvia empresários, burocratas e políticos. Responde a mais de 70 processos.



2 003 : - TERÇA-FEIRA

Situação muito ruim em casa. Dona ESMERALDA quase não se mexe na cama depois da queda no quintal no dia 29 de junho (domingo). LUCINDA e MARLENE são obrigadas a fazer tudo para ela, inclusive na parte da higiene íntima. Ela sente dores e a parte do corpo que bateu na máquina de lavar roupa está inchada. Vejo que LUCINDA está muito cansada e estressada. Sua paciência está se esgotando. Nesta manhã, para piorar ainda mais o quadro, surge o MANECO, seu irmão, que nas conversas com a mãe fala uma série de asneiras.

No deslocamento para SÃO PAULO, quando passo de ônibus pelas imediações da praça QUARTO CENTENÁRIO, quase na saída para a DUTRA, observo que o quinto piso do enorme prédio que ali está sendo construído já está quase pronto. Não sei ainda a que será destinado o prédio, mas parece ser um novo HOTEL, defronte do ÍBIS e nas imediações do MERCURE. Um cheiro incrível de esgoto na marginal TIETÊ. Um caminhão derrubou parte da carga que levava e, com o chão escorregadio, ontem, quinze veículos se envolveram em acidente. Ontem a lentidão era de dezoito quilômetros pela manhã. Um caminhão da SABESP derrubou duas das 17 toneladas de esgoto que carregava no sentido LAPA-PENHA, na altura da ponte do TATUAPÉ. O lodo, formado principalmente por fezes, deixou a pista escorregadia.

Na estação METRÔ–SÉ, observo os painéis do artista plástico RUBENS CAVALCANTI – GUERREIRAS, que foram ali colocados hoje.

Mantenho um contato telefônico com a casa do Cel. ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA. Sua esposa , dona EDE, leva ao meu conhecimento que o seu marido está articulando um almoço no CLUBE DOS OFICIAIS, no dia 17 de julho, para fazermos uma prévia da reunião da nossa turma, no mês de setembro, quando comemoraremos os QUARENTA ANOS do recebimento da ESPADA (7 de setembro de 1963). No MMDS, conversamos com CRISTIANO. Está afastado das aulas de segurança porque sua mulher, a FÁBIA, deverá ganhar nenê nos próximos dias.

Tenho muito trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente porque dona CÉLIA está atarefada com as missões que lhe foram confiadas: a preparação dos ofícios de outorga de medalhas. O Sr. MARCONDES chega um pouco antes de eu ter de sair para participar da reunião na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Quer conversar comigo acerca da vice-presidência do MMDC. Oferece mais uma vez esse cargo para mim e eu sou claro em dizer que o meu candidato é o CORONEL MENDES. Meu companheiro de bancos escolares está relutante em aceitar essa missão, porque sabe que, futuramente, ele deverá assumir a presidência: o Sr. MARCONDES quer se afastar após o NOVE DE JULHO por causa da situação de saúde de sua esposa.

Às 15 horas, estou reunido na Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, sob a presidência do FRANCISCO GIANNOCCARO. Estão presentes: DANIELA FERRAZ, EDIMARA DE LIMA RODRIGUES COELHO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GAETANO BRANCATI LUIGI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, VIVIANO FERRANTINI, ALDREDO BRUNO JÚNIOR (pela primeira vez), além do Sr. ARNÉLIO, que vai ser o orador da sessão solene marcada para 7 de julho e que hoje consta como um dos principais assuntos da pauta. O primeiro assunto a ser tratado na reunião é uma contestação feita por LAURO RIBEIRO ESCOBAR a um parecer contrário da Comissão das honrarias e méritos do Palácio do Governo contra a Medalha CARLOS DE SOUZA NAZARETH. Com muita propriedade, o ESCOBAR preparou essa contestação, lida e aprovada por unanimidade, inclusive assinada por todos os membros da Comissão. O GIANNOCCARO passa então a falar sobre a sessão de 7 de julho, discorrendo sobre a seqüência da mesma. O orador, Sr. ARNÉLIO, dá suas sugestões e os membros da Comissão discutem a melhor maneira do evento. Depois, passa-se a discutir o NOVE DE JULHO, quando a Associação Comercial irá participar do desfile, bem como o ESPÉRIA, um CAMPING do ROTARY DA LIBERDADE, o DEGRAU, ESCOLAS que a professora EDIMARA arrumou e os carros antigos do OG POZZOLI (ausente nesta reunião). Serão outorgadas a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA para o Presidente da Associação Comercial, GUILHERME AFIF DOMINGOS; para o GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA e para a professora EDIMARA. Outros assuntos são discutidos e deixamos a AC depois das 16 horas.

Ainda passo pela Sociedade. O CORONEL MENDES chega quase às 17 horas. Ele levará os ofícios de outorga da Medalha para os dois delegados de polícia escolhidos pelo Delegado Geral DESGUALDO – LUIZ CARLOS DOS SANTOS e JURANDIR CORREIA DE SANT´ANNA. Conversamos sobre a sua indicação para ser vice-presidente da Diretoria Executiva. Pergunta-me o que eu acho e lhe digo que é a única forma da Sociedade continuar atuante, pois não vejo outro conselheiro em condições, no momento, de ocupar esse cargo. O MENDES ainda quer amadurecer a idéia. Ele passou por momentos terríveis nesta data, por ocasião do julgamento de seu filho, envolvido num acidente de trânsito há meses atrás, quando bateu com o seu carro numa viatura da polícia. Fizeram uma grande sacanagem com ele, prendendo em flagrante o rapaz. Graças a DEUS o drama foi solucionado. O juiz decidiu pela pena pecuniária, isto é, pagamento de algumas cestas básicas a pessoas carentes. Visita-nos o 1º Tenente CELSO RODRIGUES, atualmente servindo no TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Ele trabalhou comigo na área Leste, em 1990. Deverá ser promovido a CAPITÃO ainda neste ano. Quer se tornar sócio do MMDC. Recebo um telefonema do JEEP CLUBE, acerca da participação dos carros antigos no desfile do NOVE DE JULHO. Vamos deixar o MMDC um pouco mais tarde do que de costume, um pouco atordoados pelo acúmulo de fatos que vão surgindo nessa época do ano.

Em casa, nesta noite, faço um contato telefônico com o TENENTE FORNER, da ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, encarregado da parte cívica do desfile de NOVE DE JULHO. Haverá uma reunião sobre esse assunto no Monumento-Mausoléu, com o CORONEL ADAUTO LUIZ DA SILVA, no próximo dia 4, às 9 horas. Em seguida, converso, via fone, com o CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e com a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, sobre o desagravo à troca do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, que deverá ser realizado antes do Desfile do IBIRAPUERA. Também coloco o CORONEL HERMES CRUZ a par da reunião de 4 de julho, pois ele está encarregado do pelotão dos oficiais da reserva que irão desfilar.

O CORONEL ROCHA faz um contato telefônico comigo para conversar sobre a reunião de nossa turma. Levo ao conhecimento do neto do GENERAL MARCONDES SALGADO as nossas atividades no MMDC e os eventos que teremos nos próximos dias: SESSÃO SOLENE na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL; a peça SÃO PAULO 32: UMA VISÃO MUSICAL, no TEATRO SÃO PEDRO, em 8 de julho e, coroando a série de eventos, a Solenidade do 71º Aniversário do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA, no IBIRAPUERA.

LUCINDA vive um grande drama com sua mãe. Ela sente muitas dores na região atingida pelo tombo e faz-se pensar que algo mais grave aconteceu na queda. Dona ESMERALDA deverá ser submetida a um exame médico para se constatar a verdadeira profundidade do que aconteceu, pois acredito em fratura de algum osso.



Três homens armados invadiram a casa do advogado e ex-deputado estadual WILLIANS RAFAEL DA SILVA, de 44 anos, no bairro QUITAÚNA, em OSASCO, no final da noite de ontem. WILLIANS RAFAEL acredita ter sido vítima de atentado político. Um criminoso morreu após trocar tiros com a PM e dois fugiram. Havia dez pessoas na casa de WILLIANS RAFAEL, entre familiares, funcionários e amigos. O motorista de WILLIANS recebeu coronhadas e teve o nariz quebrado pelos bandidos.



O PM MARCELO NUNES FERREIRA foi baleado no rosto quando chegava em casa, hoje à noite, no município de ITAQUAQUECETUBA. Ele teria tentado reagir a um assalto e foi atingido na frente da mulher. O crime aconteceu às 19 horas, na rua FRANÇA. O PM foi socorrido ao Hospital SANTA MARCELINA e ficou internado. Os bandidos fugiram.

Com foices, facões, porretes e troncos de árvores, trabalhadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra bloquearam hoje de manhã uma rodovia entre os municípios pernambucanos de GOIANA e CONDADO, interceptaram quatro caminhões e saquearam quase três toneladas de comida, depois de tomar oito motoristas e seus auxiliares como reféns. O saque foi suspenso pela PM com tiros para o alto e um SEM–TERRA foi preso. À noite, cerca de 70 trabalhadores rurais ligados ao MST saquearam um caminhão carregado de frios em CUSTÓDIA, a 340 km de RECIFE. Os SEM-TERRA afirmaram que os saques foram um protesto contra o Governo Federal.



O primeiro passo para a expulsão da senadora HELOÍSA HELENA, do PT, foi dado hoje pela maioria dos companheiros do Senado, que lhe impuseram o isolamento total e a afastaram formalmente da bancada. Por oito votos a quatro, os senadores decidiram que a colega não terá mais o direito de se manifestar em nome do partido nem de participar de reuniões. Na prática, HELOÍSA HELENA agora será como uma senadora sem partido, isolada politicamente. Sentindo-se humilhada, ela deixou a reunião chorando muito e afirmou que a decisão foi absurda. Mais tarde, informou que recorrerá à Comissão Executiva do PT.



A Justiça Federal do MATO GROSSO condenou hoje o bicheiro JOÃO ARCANJO RIBEIRO a sete anos de prisão por porte ilegal de armas. É a primeira vez que o “COMENDADOR”, como é conhecido o criminoso, recebe uma pena nas duas décadas em que comanda o crime organizado no Estado. Preso desde 10 de abril em MONTEVIDÉU, ele ainda responde a outros quatro processos pelos crimes de homicídio, contrabando de máquinas eletrônicas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. ARCANJO é acusado de mandar matar SÁVIO BRANDÃO, dono do jornal FOLHA DO ESTADO, e de se juntar a políticos mato-grossenses para desviar dinheiro da Assembléia Legislativa e do Departamento de Viação e Obras Públicas.



MORREU na tarde desta terça-feira, em SANTA FÉ, NOVO MÉXICO, o flautista HERBIE MANN, um dos músicos norte-americanos que colaboraram imensamente para fundir a música brasileira ao jazz, tornando-se também um dos precursores da chamada “fusion”. MANN, de 73 anos, tinha câncer na próstata.



As irmãs tenistas norte-americanas SERENA e VENUS WILLIAMS contra as belgas JUSTINE HENIN-HARDENNNE e KIM CLIJSTERS nas semifinais de WIMBLEDON, serão as atrações do dia 3 de julho, em LONDRES. SERENA, campeã de WIMBLEDON/2002, derrotou sua compatriota LINDSAY DAVENPORT e VENUS ganhou de outra norte-americana, JENNIFER CAPRIATI. Nas semifinais, SERENA enfrentará a campeã de ROLAND GARROS, a belga JUSTINE HENIN-HARDENNE. VENUS será a adversária de CLIJSTERS. No masculino, o holandês SJENG SCHALKEN talvez não dispute o jogo das quartas com o suíço ROGER FEDERER, pois está com dores nas costas. Ainda pelas quartas, jogam o inglês TIM HENMAN e o francês SEBASTIEN GROSJEAN, o alemão ALEXANDER POPP e o australiano MARK PHILIPPOUSSIS, o sueco JONAS BJORKMAN e o norte-americano ANDY RODDICK.



ASSINADO o contrato entre o jogador inglês DAVID BECKHAM e o time espanhol REAL MADRID. BECKHAM atuava como meio-campista do MANCHESTER UNITED, da INGLATERRA, e a sua transferência custou 40 milhões de dólares. Aprovado, com louvor, no exame médico, ele comprovou o apelo de marketing: logo no primeiro dia, foram vendidas oito mil camisas do time com seu novo número, o 23. Agora falta estrear ao lado de outras estrelas do REAL MADRID, como RONALDO, o francês ZIDANE e o português FIGO.



A revista VANITY FAIR divulgou trechos do livro THE KENNEDY CURSE, em que o autor, EDWARD KLEIN, afirma que o casamento de JOHN KENNEDY JÚNIOR e CAROLYN BESSETTE, ambos falecidos em acidente de avião, em 1999, foi tumultuado desde o começo. O livro descreve o filho belíssimo do presidente JOHN KENNEDY como um marido paranóico, mas reserva o pior para CAROLYN, qualificada de consumidora de cocaína, infiel, caprichosa e arredia à idéia de ter filhos. Os dois já estavam praticamente separados quando caiu o avião pilotado por JOHN JOHN, e a viagem seria uma tentativa de salvar o casamento, diz KLEIN. O livro chega às livrarias dos EUA nesta semana.



2 004 : - QUINTA-FEIRA

Nesta manhã, no CAESAR HOTEL, em GUARULHOS, foi assinado um PROTOCOLO DE INTENÇÕES entre Estado e Prefeitura, para a implantação do Expresso Aeroporto, do Trem de GUARULHOS e do Terminal Intermodal Rodoviário de Passageiros da Sub-Região NORDESTE, projeto a ser custeado e explorado pela iniciativa privada, por concessão. O Expresso terá 31 km, do Aeroporto a um ponto em SÃO PAULO, que poderá ser a BARRA FUNDA ou a Estação JÚLIO PRESTES. O Trem de GUARULHOS sairá das imediações do PARQUE CECAP e irá até o BRÁS. O trajeto deve ser percorrido em 16 ou 20 minutos, nos moldes do sistema de MADRID, ESPANHA. O investimento total é de 572 milhões de dólares e a previsão de conclusão é de 4 anos. O traçado divulgado passa sobre a VIA DUTRA e as avenidas TANCREDO NEVES e MONTEIRO LOBATO, seguindo pela rua GUILHERME LINO DOS SANTOS, divisa entre CECAP e VILA BARROS, com terminal de integração com ônibus, nas imediações do Hospital Geral.



Se a eleição municipal fosse hoje, dia em que MARTA SUPLICY completa três anos e meio no comando da cidade, a prefeita estaria fora do segundo turno. Ela ocupa a terceira posição (15,2%) das intenções de voto na pesquisa INFORMESTADO/GPP. Em primeiro está JOSÉ SERRA , com 33,1%, seguido de PAULO MALUF, com 26,8%. MARTA ainda tem uma grande rejeição: 45,2% do eleitorado não votaria nela. Apenas 0,1% ponto percentual menos do que aqueles que não escolheriam MALUF. LUIZA ERUNDINA tem 24,9% de rejeição; PAULINHO PEREIRA, 10% e SERRA, 9,2%.



Saio um pouco tarde de casa. Minha intenção era passar no Corpo Musical, mas acontece que perco 40 minutos na marginal do TIETÊ, sendo que um desastre na CASTELLO BRANCO causou um grande congestionamento logo cedo. Na PRAÇA DA SÉ está terminando a PÁSCOA DOS MILITARES. Encontro a CAPITÃO Fem PM SUZUKI, que durante anos tem ajudado muito a Sociedade por ocasião das solenidades de 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro. Conversamos sobre a que a DAMCO está preparando para este ano. Quase tudo já está pronto. Resultado: não encontro os oficiais no MMDS. Apenas cruzo com AMÉRICO por volta das 13:40 horas.

No MMDC, não conto com a presença do presidente e nem do vice. Apenas dona CÉLIA e o VASCO ajudam-me para dar conta do serviço desta quinta-feira. O Doutor ORDINE, presidente da DISTRITAL CENTRO, conversa, via fone, sobre credencial do NOVE DE JULHO. Providencial é a chegada do CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI, trazendo os convites para a solenidade do INSTITUTO DE ENGENHARIA no próximo dia 7; coloco-o em contato telefônico com o CAPITÃO GOMES, do CPOR, onde os dois acertam os detalhes para a próxima segunda-feira, dia 5. O GINO não sabia nada sobre esse evento. Ao mesmo tempo, recebemos a visita do MÁRIO FLAGA, dos BOINAS AZUIS da FORÇA DE PAZ INTERNACIONAL, setor de SÃO PAULO.

Recebo um telefonema do CORONEL PAYÃO, do IV COMAR. Ele quer detalhes da solenidade do NOVE DE JULHO e os ofícios de outorga da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA para o BRIGADEIRO INTENDENTE PAULO SILVEIRA e para o CORONEL AVIADOR ÂNGELO DA SILVA PINTO. Encaminho, por fax, cópia desses ofícios. Também recebo um pedido do histórico da MEDALHA MMDC, por parte do CPOR. Mando também por fax.

O CORONEL Ref EDILBERTO OLIVEIRA MELLO telefona-me. Ele é o presidente do CONSELHO DELIBERATIVO da AORPM. Conta-me que ontem faleceu o CORONEL Ref LIBERTÁRIO PALUMBO e hoje foi cremado no Cemitério de VILA ALPINA. Quer ver a possibilidade de transportar as cinzas para o Monumento-Mausoléu, como era o seu desejo. No entanto, somente temos dez caixões e o número está completo para este NOVE DE JULHO. Os familiares virão conversar comigo amanhã, mas não vejo possibilidade de levar as cinzas neste ano.



Deixo o MMDC um pouco depois das 16 horas, após atender uma aluna que veio fazer um trabalho escolar. Ela reside em FERRAZ DE VASCONCELOS e quer se inteirar do que aconteceu na REVOLUÇÃO DE 1932. Dona CÉLIA acompanha-a a fim de tirar xerox de documentos.

Nada fiquei sabendo sobre a tal audiência de conciliação acerca do processo do restauro do Monumento-Mausoléu.

Em casa, recebo um telefonema de LILIANA, do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO. É que o Regimento “NOVE DE JULHO” está pedindo condução para o transporte dos lanceiros no sábado, dia 3, a fim de abrilhantar a solenidade programada pela presidente, doutora NELLY CANDEIAS. O IHGSP não tem condução e isso já aconteceu em outras vezes. Preciso ver isso amanhã.



Onze integrantes de uma quadrilha que se preparava para resgatar um preso de uma cadeia foram detidos em FRANCISCO MORATO, na GRANDE SÃO PAULO. A polícia descobriu o plano por meio de escutas telefônicas. Houve tiroteio e um bandido foi morto. Três fugiram. O bando tinha 18 armas, inclusive cinco fuzis, além de granadas e coletes à prova de balas.



Os jogadores do SANTO ANDRÉ, campeões da COPA DO BRASIL, foram recebidos como heróis no ABC. Eles desfilaram pelas principais ruas da cidade em carro do CORPO DE BOMBEIROS ao som da música “SORTE GRANDE”, cujo refrão diz: “poeira, levantou poeira”.



A GRÉCIA confirmou hoje a condição de maior surpresa da EUROCOPA. A seleção, que já havia eliminado a ESPANHA e a favorita FRANÇA, conseguiu o gol de prata, aquele que encerra a prorrogação no primeiro tempo, e derrubou a REPÚBLICA TCHECA por 1 a 0, no estádio do DRAGÃO. No domingo, dia 4 de julho, PORTUGAL e GRÉCIA fazem a final e, coincidentemente, repetem o jogo de abertura da competição. Na ocasião, no dia 12 de junho, a GRÉCIA derrotou os donos da casa por 2 a 1 no mesmo estádio do DRAGÃO, pelo GRUPO A.



O ONCE CALDAS fez história hoje ao conquistar, em MANIZALES, seu primeiro título da TAÇA LIBERTADORES. O time colombiano realizou a façanha ao vencer o BOCA JUNIORS nos pênaltis (2 a 0), após empate em 1 a 1 no tempo normal. Os argentinos erraram quatro pênaltis: SCHIAVI chutou para fora, BURDISSO mandou na trave e CASSINI e CANGELE pararam no goleiro HENAO. No primeiro jogo, na ARGENTINA, houve empate em 0 a 0.



Um segredo de polichinelo do mundo social-político de SÃO PAULO acabou hoje, graças, em parte, a uma intervenção do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A jornalista MÔNICA DALLARI, de 39 anos, assumiu que mantém um romance com o senador EDUARDO SUPLICY, de 63 anos. Momentos mais tarde, o próprio SUPLICY admitiu que ele e MÔNICA estão namorando há cerca de um ano e meio. A namorada do senador é filha de DALMO DALLARI, um dos mais ativos juristas ligados aos direitos humanos e um dos medalhões do PT.

O presidente LULA assinou hoje o decreto que regulamenta o ESTATUTO DO DESARMAMENTO com um veto decidido depois da denúncia de lobby para favorecer a indústria de armas gaúcha FORJAS TAURUS. O LOBBY levou um tiro pela culatra.



MORRERAM os turistas brasileiros MAURÍCIO e PAULINA TANAKA, de SANTOS, e ALEXANDRA MORAES, de SOROCABA, em um acidente perto de BARILOCHE, na ARGENTINA. Eles foram atingidos por uma árvore que caiu sobre o jipe em que viajavam. Em CERRO LÓPEZ.



OPERADO o cartunista ZIRALDO, de 71 anos. Ele fez uma angioplastia e colocou três stents (dispositivos metálicos em forma de tubo) para reduzir o risco de nova obstrução. No RIO DE JANEIRO.



A jornalista MÔNICA DALLARI, namorada de EDUARDO SUPLICY é separada e mãe de três filhos –de sete, seis e cinco anos de idade. Capaz de fazer aparições públicas de namorados – como ir ao cinema em um domingo à tarde no Shopping FREI CANECA – o casal sempre se recusou a comentar o relacionamento fora do círculo familiar.



O apostador de SÃO PAULO que ganhou 25,7 milhões de reais no concurso 575 da MEGA SENA ainda não apareceu para retirar o seu prêmio. Nos cinco primeiros meses do ano, 29,6 milhões não foram reclamados por ganhadores. O apostador tem 90 dias para reclamar o prêmio. Depois disso, mesmo que apresente o bilhete, ele não terá mais direito. O dinheiro esquecido é utilizado para financiar estudantes de baixa renda. Os prêmios vão para o fundo do Programa de Financiamento Estudantil, que atualmente atende a 270 universitários.



Depois de 106 dias atrás das grades, o empresário e ex-deputado SÉRGIO NAYA foi libertado hoje à tarde. Vestindo terno cinza e carregando uma sacola com pertences pessoais, ele deixou a carceragem do PONTO ZERO, em BENFICA, no RIO, às 15 horas. NAYA, que saiu sem falar com a imprensa, estava acompanhado de advogados e amigos e seguiu direto para a casa da família, em MINAS GERAIS.



Vinte e um tiros na cabeça e outros dois no peito, todos os dedos das mãos e dos pés quebrados a marteladas e uma orelha decepada com uma faca. Foi com esse requinte de crueldade que uma quadrilha de traficantes matou o ex-cabo PM HÉLCIO LUIZ DE SOUZA GOULART, de 38 anos, na noite de ontem, no JARDIM SÃO PAULO, em GUARULHOS. O martírio do ex-PM começou às 17 horas, quando dez homens, armados com metralhadoras e fuzis e em quatro carros –uma BLAZER, um AUDI A3 blindado, um SANTANA e um PÁLIO– o seqüestraram dentro de uma loja de brinquedos, em VILA GALVÃO, também em GUARULHOS. Enquanto GOULART era levado para o cativeiro, um dos carros, o AUDI A3, seguiu para a casa dele, na VILA ROSÁLIA, e metralhou a fachada do lugar. Ao saber do seqüestro do ex-PM, aposentado da corporação depois de ser atingido por um tiro durante um assalto a banco, as policias Civil e Militar começaram a fazer buscas e receberam a informação de que o responsável pelo sumiço de GOULART era um homem conhecido como KAZU, o traficante RENATO ZACHARIAS JÚNIOR, de 26 anos. Nas buscas pela região do JARDIM SÃO PAULO, policiais civis descobriram um AUDI A3 prata, blindado e idêntico ao que fora visto metralhando a casa do ex-PM, e começaram a persegui-lo pela rodovia FERNÃO DIAS. Na altura do km 77, o carro ficou desgovernado e caiu de uma ribanceira de mais de 40 metros de altura. Quando os policiais deram ordem para os dois homens que estavam nele desembarcarem, o veículo explodiu, matando o motorista, identificado apenas como FABRÍCIO, o GORDINHO. O outro ocupante do carro era KAZU. Além de KAZU, que assumiu a participação no seqüestro do ex-PM, a polícia prendeu UBIRATAN BORGES DE CAMPOS, 28 anos, o BIRA, que é apontado como o homem que levou um facão e um machado para que a quadrilha de KAZU torturasse e matasse GOULART. Com BIRA, KAZU e outras quatro pessoas presas depois –LUCIANO AMARO DA SILVA, 32 anos; CLEONICE DE JESUS RAMOS, 38; CÍCERO DEIPOLD, 41, e ELIZETE MOREIRA DE FREITAS, 33– foram apreendidos quase três mil papelotes de cocaína, uma submetralhadora, pistolas 380, um revólver 357 com munição especial e um colete à prova de balas. As investigações do serviço reservado da PM e da Polícia Civil apontam que GOULART foi morto porque havia ajudado dois policiais civis de GUARULHOS, um delegado e um investigador, ambos do 1 º DP, a elucidarem um homicídio ocorrido meses antes. Os bandidos queriam que GOULART os levasse às casas do delegado e do investigador para, então, os três serem torturados e mortos dentro da casa do JARDIM SÃO PAULO, que eles haviam alugado três meses antes.



AUTORIZADO pelo Supremo Tribunal Federal o aborto de fetos nos quais seja constatada anencefalia. A pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, o ministro MARCO AURÉLIO MELLO concedeu liminar autorizando a interrupção da gravidez de um bebê sem cérebro. O ministro também determinou a suspensão de todos os processos existentes contra gestantes e profissionais da saúde responsáveis por esse tipo de aborto. Em BRASÍLIA.



SADDAM HUSSEIN demonstrou que sete meses de prisão não o tornaram submisso aos EUA. Seguro, intimidador e arrogante, o ex-presidente iraquiano se apresentou hoje ao Tribunal Especial Iraquiano para receber sete acusações preliminares. Diante do juiz, ele disse que “o verdadeiro criminoso” é o presidente GEORGE W. BUSH, considerou a audiência judicial um teatro e chamou os kuwaitianos de cães. Além disso, recusou-se a assinar um documento reconhecendo as acusações contra ele e a ler um texto sobre seus direitos sem a presença de advogados. “Voltarei com meus advogados”, disse tranqüilo. Sob forte segurança, algemado e com os tornozelos acorrentados, SADDAM foi levado num comboio militar ao tribunal especial que o julgará, instalado num complexo de palácios que lhe pertenciam, agora chamado de CAMP VICTORY e transformado em base militar americana, perto do aeroporto de BAGDÁ – ele seria mantido numa prisão do mesmo complexo. O juiz, que não revelou seu nome, iniciou a audiência pedindo a SADDAM para dizer seu nome. Já com algemas e correntes retiradas, o ex-ditador respondeu, com olhar bastante severo: “Eu sou SADDAM HUSSEIN, presidente do IRAQUE”. Ao escrevente que anotava suas declarações, o juiz recomendou: “Ponha ex(presidente) entre parênteses”.



MARLON BRANDO morreu no início da noite, na CALIFÓRNIA, aos 80 anos, em decorrência de complicações pulmonares. Duas vezes ganhador do OSCAR, é considerado por muitos o melhor e mais influente ator de sua geração. Agentes do ator revelaram o fato com atraso, mas, mencionando o gosto de BRANDO pela discrição, não deram detalhes sobre a morte. Um amigo da família disse a um canal de TV que o ator morreu às 18:20 horas em um hospital, após ter sido internado no dia 30 de junho. O ator levou uma vida tão conturbada quanto a de muitos de seus personagens. Recluso, defensor dos direitos dos índios americanos e renomado por sua beleza, por seus casos amorosos e por sua rebeldia, enfrentou problemas familiares e financeiros nos últimos anos. Muito acima do peso, nas últimas décadas, afirmou, em 1990, ter sofrido uma decadência física devido ao estresse de estar sempre sobre a mira do público. “Sofri muita miséria em minha vida por ser rico e famoso”, declarou. Reconhecido por seu jeito metódico, BRANDO reescreveu regras de atuação e, com sua impactante sexualidade, redefiniu a forma do astro do cinema americano.

A primeira indicação ao OSCAR veio por “UMA RUA CHAMADA PECADO”, de 1951. Pela atuação em “SINDICATO DE LADRÕES”, de 1954, ganhou o primeiro OSCAR. O segundo veio com “O PODEROSO CHEFÃO”, de 1972, sob a direção de FRANCIS FORD COPPOLA. De COPPOLA, o diretor brasileiro CARLOS DIEGUES ouviu, há tempos, uma história de bastidores. “COPPOLA queria BRANDO em “O PODEROSO CHEFÃO”, mas o produtor era contra, por causa da fama de BRANDO ser impontual e de quebrar contratos. Ambos foram visitar o ator em sua casa, e ele os recebeu vestido como DON CORLEONE –inclusive com algodões na boca que usaria durante as filmagens para obter aquela dicção”.



VIDA CONTURBADA

Nascido em 3 de abril de 1924, no Estado de NEBRASKA, MARLON BRANDO JÚNIOR era filho do caixeiro-viajante MARLON BRANDO e da atriz DOROTHY PENNEBAKER BRANDO, ambos alcoólatras. No início da juventude, BRANDO chegou a freqüentar a academia militar, mas foi expulso. Foi então que ele se mudou para NOVA YORK, onde iniciou sua carreira como ator, seguindo o exemplo das duas irmãs. Ele estudou na famosa escola de artes dramáticas ACTORS´STUDIO. Já adulto, o ator envolveu-se em uma série de disputas judiciais pela guarda de seus 11 filhos, após três casamentos fracassados –com as atrizes ANNA KASHFI e MOVITA CASTAÑEDA e com a garçonete e atriz tatiana TARITA TARIIPALA. Em 1990, seu filho mais velho, CHRISTIAN, confessou o assassinato de DAG DROLLET, namorado de CHEYENNE, filha de BRANDO com TARITA. No mesmo ano, a garota deu à luz TEIKI, seu filho com DROLLET. Solto após o pai ter pago uma fiança estimada em dois milhões de dólares, CHRISTIAN foi condenado, em 1991, a dez anos de prisão. Em 1996, foi colocado em liberdade condicional. Em 1994, MARLON BRANDO teve seu último filho –o terceiro com a governanta CRISTINA RUIZ–, TIMOTHY, que é autista. Em 1995, CHEYENNE cometeu suicídio na mansão do pai, no TAITI. Sobre o seu apetite sexual, BRANDO chegou a afirmar: “Tive casos demais para me considerar uma pessoa normal, racional”. Também chegou a dizer que só fazia filmes pelo dinheiro. “Ser ator é uma profissão vazia e inútil”, disse.



NO VERMELHO

Segundo PATRÍCIA RUIZ, autora de uma nova biografia do ator, “BRANDO IN TWILIGHT”, MARLON BRANDO devia quase vinte milhões de dólares a bancos. Boa parte do dinheiro teria sido gasta pelo ator na defesa de seu filho CHRISTIAN, em 1991. Além disso, a ex-governanta e amante de BRANDO, CRISTINA RUIZ, estaria ameaçando abrir um processo de cem milhões de dólares contra ele, por não pagar a pensão de dez mil dólares por mês a seus três filhos. Também, segundo o livro, BRANDO estava vivendo em um bangalô de um quarto, em LOS ANGELES, com uma pensão paga pelo governo.

Sua estréia no cinema foi com o filme “ESPÍRITOS INDÔMITOS”, em 1950. Em 1951, atua em “UMA RUA CHAMADA PECADO”, a adaptação para o cinema da peça “UM BONDE CHAMADO DESEJO”, e recebe a sua primeira indicação para o OSCAR como melhor ator. Em 1952, recebe o prêmio de melhor ator em CANNES pelo filme “VIVA ZAPATA!”. Também é indicado para o OSCAR na categoria de melhor ator. Em 1953, é indicado, pelo terceiro ano consecutivo, ao OSCAR de melhor ator. Desta vez, por sua atuação no filme “JÚLIO CÉSAR”. São de 1954: O SELVAGEM, SINDICATO DE LADRÕES e DESIREÉ-O AMOR DE NAPOLEÃO. Em 1955: ELES E ELAS. Em 1957: SAYONARA. Em 1958: DEUSES VENCIDOS. Em 1960: VIDAS EM FUGA. Em 1961, assina a direção do western “A FACE OCULTA”. Em 1962: O GRANDE MOTIM. Em 1963: QUANDO OS IRMÃOS SE DEFRONTAM. Em 1964: DOIS FARRISTAS IRRESISTÍVEIS. Em 1965: MORITURI. Em 1966: SANGUE EM SONORA e CAÇADA HUMANA. Em 1967: A CONDESSA DE HONG KONG. Em 1968, contracena com ELIZABETH TAYLOR em “OS PECADOS DE TODOS NÓS”. Em maio, decide abandonar a carreira artística para dedicar-se a favor da igualdade de direitos nos EUA. Em 1969, faz o filme “QUEIMADA!”, que considera o seu melhor filme. Em 1972, filma “O PODEROSO CHEFÃO”, de FRANCIS FORD COPPOLA, “O ÚLTIMO TANGO EM PARIS”, de BERNARDO BERTOLUCCI, e OS QUE CHEGAM COM A NOITE. Em 1973, recusa-se a receber o GLOBO DE OURO de melhor ator por “O PODEROSO CHEFÃO”. Ganha o seu segundo OSCAR de melhor ator por sua interpretação de DON CORLEONE. Recusa a receber a estatueta e manda, em seu lugar, uma atriz, fazendo-se passar por índia, como um protesto pela imagem falsa que o cinema e a TV projetam do índio norte-americano. Em 1976: DUELO DE GIGANTES. Em 1978, recebe 3,7 milhões de dólares por uma participação de quinze minutos no filme “SUPERMAN”. Em 1979, faz uma aparição no épico “APOCALIPSE NOW”, de FRANCIS FORD COPPOLA. Em 1980: A FÓRMULA. Em 1990: UM NOVATO NA MÁFIA. Em 1992: CRISTÓVÃO COLOMBO:A AVENTURA DO DESCOBRIMENTO. Em 1995, trabalha em “DON JUAN DE MARCO”. Em 1996: A ILHA DO DOUTOR MOREAU. Em 1997: O BRAVO. Em 1998: LOUCOS POR DINHEIRO. Em 2001, atua com ROBERT DE NIRO e EDWARD NORTON no policial “A CARTADA FINAL”. Participa do videoclipe da música “YOU ROCK MY WORLD”, de MICHAEL JACKSON. Estréia “APOCALIPSE NOW REDUX” – a versão revista e ampliada do filme de FRANCIS FORD COPPOLA.



CONDENADA a pagar multa de 27.500 dólares cada uma das emissoras de TV que transmitiram o show da cantora JANETE JACKSON durante a qual ela exibiu o seio. Mais de meio milhão de mensagens de repúdio e críticas foram feitas aos órgãos de defesa do consumidor.



FALECEU o dramaturgo e roteirista britânico PETER BARNES, aos 73 anos, num hospital de LONDRES, segundo seu agente JODI SHIELDS. BARNES começou sua carreira como escritor na década de 50 e escreveu na década de 60 a sátira THE RULING CLASS. “Ele realmente foi um dramaturgo político, escreveu sobre injustiças sociais”, disse SHIELDS.

A sonda espacial CASSINI, parceria da NASA com a AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA, entrou na madrugada desta quinta-feira na órbita de SATURNO e divulgou as primeiras fotos que tirou desse planeta, o sexto do Sistema Solar. A sonda saiu da TERRA em 1997 e viajou 3 bilhões de quilômetros até chegar a SATURNO. Vai orbitá-lo durante quatro anos. Em dezembro, a CASSINI vai liberar outra sonda, a HUYGENS, que vai estudar TITÃ, a maior lua de SATURNO.



2 005 : - SEXTA-FEIRA

FALECEU nesta sexta-feira o TENENTE-CORONEL PM Ref ROMEU SALGADO. Trabalhou comigo no CPAM-4. Nasceu no dia 22 de maio de 1940.

Começamos o mês de julho. Depois que entrei para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 17 de maio de 1996, o início deste mês sempre é muito trabalhoso. Surgem diversos problemas relacionados com a data de NOVE DE JULHO, quando se comemora o Movimento Constitucionalista de 1932. Este ano é a mesma coisa. O telefone em casa toca sempre pedindo explicações da festa, quer por parte dos oficiais da PM engajados no evento, quer de repórteres, familiares de ex-combatentes e mesmo de pessoas envolvidas no meio político, que de uma forma ou de outra também participam da solenidade.

Passo pela Sociedade, por volta das 13 horas. Fico sabendo que o presidente eleito, GINO STRUFFALDI, logo chegará no MMDC e quer falar comigo. Vou almoçar no RESIDENCIAL TOWER, com vários oficiais do MMDS. Isso é realizado meio às pressas, pois logo devo estar com o presidente eleito. Encontro-o em companhia do CORONEL R/R ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, advogado ROMAGNOLI e advogada JANAÍNA. Também se encontra na Sociedade uma associada nova, MARTHA MATARAZZO, viúva de um veterano.

O advogado ROMAGNOLI esteve na Prefeitura, onde levou o Ofício de Outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o prefeito JOSÉ SERRA. Conta-me ele que muita gente na Prefeitura já está sabendo sobre a nossa campanha “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. O cerimonial da Prefeitura já acertou com o do Palácio para que o prefeito vá junto com o governador para a solenidade do IBIRAPUERA, em nove de julho.

O problema com o presidente eleito é que furtaram do talão de cheques do GINO duas folhas e uma delas foi descontada no Banco no valor de pouco mais de dois mil reais. Ele compareceu no Banco e conseguiu suspender a outra folha. O gerente exigiu um boletim de ocorrência e então vamos levá-lo até o 1º DISTRITO POLICIAL, na RUA DA GLÓRIA. O GINO vai acompanhado de todos nós, menos o CANAVÓ, que preferiu permanecer na Sociedade. Apresento-o ao delegado de polícia FRANCISCO ANTÔNIO DE FILIPPIS e ao escrivão FERNANDO DE CERQUEIRA FARIA. É confeccionado logo o boletim de ocorrência que leva o número 007598/2005. Retornamos à Sociedade, agora sem a companhia dos advogados, que têm audiência no FÓRUM JOÃO MENDES.

O Coronel MENDES encontra-se no MMDC e o CANAVÓ também. Era para o CORONEL RENALDO ter ido ao BANESPA, junto com o GINO, conforme ficou combinado na quarta-feira. No entanto, isso não acontece. O CORONEL JAIRO telefona-me e quer saber sobre esse problema. Digo a ele que ainda estamos esperando o RENALDO, muito embora já sejam mais de 16 horas e o banco já está fechado. Outras contas surgem para serem pagas e procuramos a ajudar a completar a quantia necessária para o pagamento da luz e da água. A Sociedade atravessa momentos aflitos e o atual presidente continua ausente. Para a assinatura dos ofícios de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA, a funcionária LUCIENE teve de levá-los até sua residência. O importante é que o dia 7 de julho está chegando e ficaremos livre dessa má diretoria.

O PM JURANDIR, corneteiro, que trabalha na AORRPM, comparece no MMDC para ver o local onde acontecerá o evento da posse dos novos presidentes, pois pedi a ele para dar os toques de corneta no ato. O CAPITÃO AMÉRICO também comparece nesse instante e demos uma arrumação nas cadeiras e nas mesas que estão no segundo andar.

São mais de 17 horas quando recebemos um telefonema do TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA. Quer ele que almocemos amanhã na LAPA com os responsáveis pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC- núcleo da LAPA. O MENDES não poderá comparecer, pois já tem outros compromissos. Combino com o GINO a nossa saída para a LAPA por volta das 11 horas, na porta do MMDC, quando chegará um carro mandado pelo NAKAHARADA.

No caminho para a ARMÊNIA, onde o MENDES costuma me deixar, comentamos dois fatos muito estranhos acontecidos hoje – o inusitado furto de duas folhas do talão de cheque do GINO e a presença constante do CORONEL CANAVÓ na Sociedade, inclusive assediando o MENDES para contar seus encontros com TITONELE e o neto de EMENDABILI, dois elementos nocivos para com a Sociedade.

Quanto ao furto, é muito estranho que tenham levado somente duas folhas do talão e que tenham, naturalmente, imitado a assinatura dele numa das folhas que foi descontada no banco. Parece algo envolvido com alguma pessoa que conhece bem o GINO.



Criminalistas de SÃO PAULO afirmam: SUZANE RICHTHOFEN, acusada de participar da morte dos pais em outubro de 2002, ainda pode voltar para a cadeia antes de ser julgada. Já o promotor ROBERTO TARDELLI, que denunciou a jovem, jogou a toalha. “A decisão do Superior Tribunal de Justiça – que colocou a ex-estudante em liberdade na última quarta-feira, dia 29 de junho, - é irreversível”, diz.



O vigia JOSÉ LUIZ PEREIRA ROCHA, de 23 anos, foi preso hoje de madrugada, acusado de matar a facadas a recepcionista CARINA GRAZIELE DE SOUZA TEIXEIRA, de 17 anos. O assassinato aconteceu em frente à casa da adolescente, no JARDIM PRUDÊNCIA, na zona sul. Em depoimento à polícia, o vigia alegou que CARINA o teria ameaçado de morte porque ele se recusou a emprestar-lhe cem reais. Segundo a polícia, o vigia disse que conheceu CARINA há cinco anos e, mesmo sendo casado, mantinha uma relação “nada séria” com a adolescente.



Invicto em quadras de gramas há 35 partidas, o suíço ROGER FEDERER chega à sua terceira final seguida de WIMBLEDON. Hoje ele derrotou o australiano LLEYTON HEWITT. Em busca do tricampeonato, o líder do ranking ainda aguarda o adversário – a semifinal entre ANDY RODDICK e THOMAS JOHANSSON foi suspensa por causa da chuva quando RODDICK liderava o primeiro sete por 6 a 5 e será retomada amanhã. Amanhã também é dia da final feminina em WIMBLEDON. A líder do ranking, LINDSAY DAVENPORT enfrentará VENUS WILLIAMS, num confronto de ex-campeãs – DAVENPORT conquistou o título em LONDES, em 1999; VENUS, em 2000 e 2001. As duas são velhas conhecidas. Já se enfrentaram por 26 vezes, com 14 vitórias para DAVENPORT, incluindo os quatro últimos encontros.



O cantor LUTHER VANDROSS, lembrado por sua voz profunda e melodiosa em sucessos românticos como HERE AND NOW e ANY LOVE, que venderam mais de 25 milhões de cópias, morreu hoje, aos 54 anos, no Centro Médico JOHN F. KENNEDY em NOVA YORK. O hospital não forneceu a causa da morte. Desde que sofreu um derrame em casa, em MANHATTAN, em 2003, o cantor de rhythm and blues deixou de aparecer em público, mas continuou a gravar. Ele ganhou quatro GRAMMYS: melhor cantor, por HERE ANDE NOW (1990), pelo álbum POWER OF LOVE (1991) e pelas canções YOUR SECRET LOVE (1996) e DANCE WITH MY FATHER (2004). VANDROSSE, que na época da premiação de 2004 andava de cadeira de rodas, gravou umas palavras de agradecimento. “Lembrem-se, quando digo adeus, nunca é por muito tempo, porque creio no poder do amor”, disse, citando seu sucesso mais conhecido. O artista, cuja carreira começou no fim dos anos 1970, sofreu durante anos de problemas de sobrepeso, diabetes e hipertensão.



O falecido PAPA JOÃO PAULO II poderá ser considerado um mártir da Igreja Católica pelo sofrimento a ele aplicado em conseqüência do atentado de 1981 e pela doença que o arrastou até à morte. Caso isso ocorra, o VATICANO poderá dispensar a necessidade de que dois milagres dele sejam provados para que KAROL WOJTYLA seja beatificado. A hipótese de que JOÃO PAULO II seja considerado mártir foi levantada hoje pelo cardeal JOSÉ SARAIVA MARTINS, prefeito da Congregação da Causa dos Santos.



Assisto o DVD “POSSUÍDA- O INÍCIO”. O final de uma das séries mais arrepiantes sobre lobisomens traz agora, o início de tudo. As irmãs BRIGITTE e GINGER sofrem um acidente de navio na CANADÁ. Toda a tripulação foi morta, inclusive seus pais. A meninas se perdem nas geleiras e descobrem que têm companhia: uma tribo de índios e diversas pessoas num forte isolado pela neve. Além disso, uma maldição fala sobre duas forasteiras que podem acabar com os lobisomens ou torná-la ainda mais poderosa graças a um pacto de sangue, poderoso e eterno. Com KATHARINI ISABELLE e EMILE PERKINS.



RENALDO “OBIE” BENSON, integrante do “THE FOUR TOPS”, grupo vocal que fez sucesso nos anos 1950, morreu nesta sexta-feira, aos 69 anos. A banda vendeu mais de 50 milhões de discos com hits como BABY I NEED YOUR LOVING e I CAN´T HELP MYSELF. Do quarteto, só dois ainda estão vivos: LEVI STUBBS e ABDUL “DUKE” FAKIR. LAWRENCE PAYTON morreu de câncer no fígado em 1997.



2 006 : - SÁBADO

Temos hoje um compromisso junto ao 2º BPE (BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO), onde seremos condecorados com a Medalha COMEMORATIVA DO SEXAGENÁRIO DE CRIAÇÃO DA POLÍCIA DO EXÉRCITO (Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GINO STRUFFALDI, Vice-presidente CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES e Secretário CORONEL PM Ref MARIO FONSECA VENTURA). Também receberemos o DIPLOMA DE AMIGO DO 2º BPE.

Chego na ARMÊNIA por volta das 8:30 horas. O MENDES aparece às 9 horas. Vamos para OSASCO, Rua RAUL LESSA, 52, JARDIM PIRATININGA. Já na entrada do quartel percebemos que muita gente prestigia a solenidade do 54º Aniversário da Unidade. Somos recepcionados pelo Comandante, TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR. Cumprimentamos muitos conhecidos e o MENDES é importunado pelo CORONEL R/R GRANADO porque ele quer que seu filho, Tenente, receba a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, ainda neste mês de julho. Acontece que não há condições para isso e o pai não aceita que ele seja preterido. Um problema para o MENDES junto ao seu amigo GRANADO. Presidente GINO STRUFFALDI, ALDO, JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, JANAÍNA, estão presentes neste evento.

Durante o início das comemorações do aniversário da Unidade, são entregues os diplomas de AMIGO DO 2º BPE. Em seguida, são chamados aqueles que irão receber a MEDALHA COMEMORATIVA DO SEXAGENÁRIO DE CRIAÇÃO DA POLÍCIA DO EXÉRCITO. O diploma diz o seguinte:



“O Comandante do 1º Batalhão de Polícia do Exército, Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, outorga ao CEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA a Medalha Comemorativa do Sexagenário de Criação da Polícia do Exército no Brasil. Nada mais justo que o reconhecimento àqueles que contribuíram, com brilhantismo, para que a Polícia do Exército se tornasse uma unidade de elite do Exército Brasileiro. Medalha cadastrada com Nr 477 no almanaque do DGP, publicado Adt DCEM 7 A ao Bol DGP Nr 025, de 23/06/2004.”



Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2006

_____________________________________________

LINDOVALDO RODRIGUES DA SILVA – Ten Cel

Comandante do 1º BPE

Quem me condecora é o próprio Comandante FALCÃO. É lógico que me sinto contente por receber essa medalha. De fato, neste ano, conseguimos um grande feito na Sociedade, ou seja, aproximá-la a batalhões do Exército, exemplo também do 5º BIL e 6º BIL, além do CPOR, cujos laços de amizade são mais antigos. Isso para não esquecer também do 21º Depósito de Suprimentos, situado na LAPA, face a criação do núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ao meu lado, encontra-se o Comandante do CPAM-8 (OSASCO), CORONEL PM JORGE LUIZ PEREIRA. Somos bastante cumprimentados e isso é importante para o MMDC, pois significa que a nossa Entidade está merecendo sério reconhecimento pela sua importância na história do BRASIL. Importante é notar o grande número de público que comparece no quartel nesta manhã ensolarada. Uma manhã inesquecível. Entre os atrativos da festa, somos encantados pela demonstração de coragem e perícia dos motociclistas do 2º BPE. Entre os presentes: Dr GALDINO CUCHIARO, ANTÔNIO e NADIR CRUCHAKI; MANOEL, FLÁVIO e DENISE COSTA; ALBERTO JABUR, NELSON GUEDES, VICE-ALMIRANTE JOSÉ CARLOS CARDOSO (que presidiu a solenidade), JOÃO CARLOS DIAS, CAPITÃO-DE-FRAGATA HENRIQUE BATISTA, JOÃO FRANCISCO GIANEZZELLA, Dr MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE, Dr JOÃO SADAO KITAMURA, WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, GENERAL-DE-DIVISÃO Ref DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR, CONTRA-ALMIRANTE CARLOS PASSOS BEZERRIL, CAPITÃO-DE-CORVETA LUCIANO MOURA DA COSTA, CORONEL Ref JAIRO JUNQUEIRA, CORONEL GRANADO, TENENTE-CORONEL ROBERTO GUEIROS DA SILVA, GENERAL-DE-DIVISÃO SÉRGIO LUIZ VAZ DA SILVA.

Terminada a parte militar, somos convidados para o coquetel. Ali, no calor humano, o CORONEL MENDES faz sua parte de Relações Públicas e consegue mais associados para o MMDC. Sua capacidade de penetração nas camadas da sociedade é impressionante. O nosso presidente é só alegria. Muito paparicado, mostra-se eufórico pelo momento mágico de sua vida.

Uma grande conquista nesta manhã. O Professor JOSÉ CARLOS, presidente do Núcleo, aceita assumir o cargo de DIRETOR DO MONUMENTO-MAUSOLÉU, vago com a desistência, por motivo de saúde, do Senhor GERALDO FARIA MARCONDES.

Depois das 13 horas, deixamos o 2º BPE. O MENDES é surpreendido pela notícia da morte de uma senhora sua conhecida. Deverá ainda hoje ir ao enterro, em SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Chegando em casa, depois do almoço, percebo que estou cansado. Deito e durmo até que os cachorros da MARLENE me acordam. É que está começando o jogo BRASIL x FRANÇA, pelas quartas-de-final da XVIII COPA DO MUNDO. É um jogo muito ruim no primeiro tempo. O empate com o placar em branco demonstra a indecisão das duas seleções. No segundo tempo, logo no começo da partida, a FRANÇA faz o seu gol e esse 1 a 0 vai até o final. O BRASIL ESTÁ DESCLASSIFICADO. É difícil de aceitar mas é a realidade. O fantasma de 1998 voltou a assombrar e provocou uma convulsão geral nas estrelas milionárias da seleção brasileira. Acuado e apático, o BRASIL não conseguiu marcar direito nem controlar a bola nem chutar a gol. A FRANÇA ganhou com tranqüilidade, sob a batuta do maestro ZIDANE, que venceu o duelo de campeões contra seu colega de time RONALDO. Foi a terceira vez em vinte anos que a FRANÇA despachou o BRASIL. Nossa fracassada seleção jogou com DIDA, CAFU (CICINHO), LÚCIO, JUAN e ROBERTO CARLOS; GILBERTO SILVA, ZÉ ROBERTO, KAKÁ (ROBINHO) e JUNINHO PERNAMBUCANO (ADRIANO); RONALDINHO GAÚCHO e RONALDO. A FRANÇA vencedora jogou com: BARTHEZ; ABIDAL, GALLAS, THURAM e SAGNOL; VIEIRA, MAKELELE, MALOUDA (WILFORD), ZIDANE e RIBERY (GOVOU); THIERRY HENRY (SAHA). O gol de THIERRY HENRY foi marcado aos 12 minutos do segundo tempo.



Aos 48 minutos do segundo tempo, cerca de 21 mil torcedores ainda acompanhavam emudecidos no telão do VALE DO ANHANGABAÚ o que deveria ser a revanche brasileira contra a FRANÇA. Descrentes da nova derrota para o vilão da COPA de 1998, os torcedores não reagiam, assim como a seleção brasileira, no gramado, durante o jogo. As lágrimas tímidas e a expressão de choque, no entanto, passaram cerca de dez minutos depois, com o início do show do cantor LATINO. Apesar da derrota, a movimentação para deixar o ANHANGABAÚ foi pequena. Frustrado, o torcedor preferiu ficar para a festa.



Procuro digitar minhas memórias no computador. Os meus apontamentos estão atrasados por causa da quebra de rotina nesta semana que passou. Participei de algumas solenidades e, com muita dificuldade vamos colocando a Casa em ordem. Mesmo porque, na semana entrante, também terei de participar de uma série de solenidades, quase todas elas tendo como pano de fundo a Revolução Constitucionalista de 1932.



Faço uma ligação telefônica para meu genro ADALVO. Estou interessado em saber como meu irmão suportou a operação. ADALVO acrescentou que talvez na semana que vem ele retornará para SANTOS, onde reside.



Faleceu neste sábado o CORONEL PM Ref SÉRGIO DEL BEL. Nasceu em 30 de abril de 1922.



Quando ROBERTO CARLOS disse há alguns dias que ZINEDINE ZIDANE não deveria parar de jogar, pois o futebol perderia muito com sua aposentadoria, deu a declaração mais lúcida dos últimos meses. Hoje, o meia francês provou que o lateral brasileiro tinha razão. Fez uma grande partida, com espetaculares jogadas de classe, como o chapéu que aplicou em RONALDO, e não só nele. Inteligência e talento. ZIDANE faz o futebol parecer simples. E, aos 34 anos, adiou mais uma vez sua aposentadoria, prometida para o fim da participação da FRANÇA nesta COPA. O francês é tão admirado que, mesmo com a eliminação, alguns jogadores brasileiros o cumprimentaram com entusiasmo após a partida. Foi o caso de CICINHO e ROBINHO, com quem ZIDANE joga no REAL MADRID. “Dei os parabéns a ele, disse que ele e a FRANÇA mereceram a vitória e a classificação. No intervalo, peguei a camisa dele e ele pegou a minha. No final conversamos também”, comentou ROBINHO, que jogou poucos minutos no segundo tempo. ZIDANE jogou muito, foi fundamental para a vitória francesa – de seus pés nasceu o gol de HENRY – mas falou pouco. Talvez para evitar questionamentos sobre a aposentadoria. Logo depois do jogo, ainda no campo, demonstrou uma alegria de quem ainda tem motivação de sobra para seguir sua obra. Eleito o melhor da partida, recebeu o prêmio, mas pediu para não fazer declarações.



Erros, desorganização e falta de disposição em campo tiraram hoje o BRASIL da COPA DO MUNDO, com a derrota por 1 a 0 para a seleção francesa. Uma geração vencedora de jogadores deixou o estádio de FRANKFURT batida por um adversário que chegou desacreditado ao Mundial. O técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA, normalmente conservador e previsível, foi surpreendido justo no dia em que tentou surpreender ao iniciar o jogo com JUNINHO PERNAMBUCANO no lugar de ADRIANO. Como ele demorou a mudar o time, a seleção passou a maior parte do tempo apenas observando a movimentação dos franceses comandados pelo astro ZIDANE. A competição se transformou agora em uma EUROCOPA, já que nas semifinais jogarão ALEMANHA x ITÁLIA e PORTUGAL x FRANÇA.



Contra PORTUGAL do algoz FELIPÃO, a INGLATERRA jogou como nunca e perdeu como sempre – nos pênaltis. Os ingleses jogaram com raça e os portugueses, mesmo com um homem a mais por quase uma hora, não conseguiram chegar ao gol. Nos pênaltis, porém, os lusos erraram menos e venceram por 3 a 1, após o empate em 0 a 0 no tempo normal. Quarta-feira, dia 5, enfrentam a FRANÇA em MUNIQUE.



MICHAEL SCHUMACHER e a FERRARI reviveram hoje, em INDIANÁPOLIS, o melhor do seu extraordinário sucesso nas temporadas de 2002 e 2004. O alemão estabeleceu a pole position do GP dos EUA. FELIPE MASSA, seu companheiro, ficou em segundo, e a diferença para GIANCARLO FISICHELLA, da RENAULT, terceiro no grid, foi de impressionantes 1segundo88. FERNANDO ALONSO não passou do quinto lugar. Com 84 pontos no Mundial, está 25 na frente do alemão.O sexto a sair amanhã é JACQUES VILLENEUVE, com JENSON BUTTON na sétima colocação; RALF SCHUMACHER em oitavo; KIMI RAIKKONEN em nono; NICK HEIDFELD em décimo.



O tenista RAFAEL NADAL eliminou ANDRE AGASSI em sua última apresentação no GRAND SLAM de WIMBLEDON, ao vencer o norte-americano por 3 sets a zero. Pouco antes do torneio em quadras de grama, AGASSI anunciou sua aposentadoria. Ele continuará competindo apenas até o ABERTO DOS EUA, quarto e último GRAND SLAM do ano. A notícia comoveu o público presente na quadra central de WIMBLEDON, que apoiou AGASSI durante todo o jogo.



Em meio à crise de segurança no sistema prisional do Estado de SÃO PAULO, mais um agente penitenciário foi assassinado hoje de manhã. EDUARDO RODRIGUES, de 41 anos, foi morto com quatro tiros a poucas quadras de sua casa, no JARDIM ARPOADOR, na zona oeste. É o quarto ataque contra carcereiros nos últimos quatro dias, sendo três deles fatais. O único em que a vítima conseguiu escapar ilesa ocorreu ontem, também no JARDIM ARPOADOR. Eram 10:15 horas quando RODRIGUES foi à ELETRÔNICA SÃO FRANCISCO, na Rua IRMÃO JOAQUIM DO LIVRAMENTO, para consertar sua televisão portátil de sete polegadas em que ele iria assistir ao jogo do BRASIL. Ao entrar na loja, o agente foi abordado por dois homens armados. Um deles atirou quatro vezes à queima roupa. Foram dois disparos no tórax: um no pescoço e outro na cabeça. RODRIGUES chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital UNIVERSITÁRIO. No local do crime, o dono da loja disse não ter visto os assassinos, mas suspeita que eles estavam a pé, pois não ouviu ruído de veículos após o crime.



A explosão de um carro-bomba em um mercado de BAGDÁ, às 10 horas deste sábado (3 horas em BRASÍLIA), matou 66 pessoas e deixou 114 feridos. O ataque foi o pior dos últimos três meses. Ocorreu no mesmo dia em que mais uma mensagem atribuída a OSAMA BIN LADEN foi divulgada. O carro-bomba explodiu num bairro pobre de maioria xiita da capital iraquiana, e as autoridades acreditam que o objetivo era atingir um veículo da polícia. Na hora do ataque, o mercado estava cheio, e as barracas onde estavam alimentos e roupas ficaram completamente destruídas. Dentre os feridos, há crianças e até bebês. Um grupo desconhecido, chamado APOIADORES DO POVO SUNITA, assumiu pela internet a autoria do atentado, dizendo se vingar de ataques xiitas. “Avisamos a quem tiver bom-senso dentre os xiitas para parar sua luta contra nós para que se salvem, sua família e suas casas”, acrescentava o comunicado. A autenticidade do texto não foi confirmada.



Morreu em MIAMI, neste sábado, o cantor ISRAEL KANTOR, considerado uma dos grandes vozes da música popular de CUBA. Ele tinha 56 anos e não resistiu a um câncer, com o qual lutava desde 2001. KANTOR, cujo nome era WILFREDO ISRAEL SARDIÑAS, foi vocalista da banda LOS VAN VAN até 1983, quando deixou CUBA. Também recebeu um GRAMMY LATINO.



2 007 : - DOMINGO

Neste domingo estou sossegado, em relação aos compromissos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC numa época em que somos muito exigidos por causa das solenidades de aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Neste ano há um componente maior, ou seja, a comemoração do JUBILEU DE DIAMANTE desse acontecimento.

Como minhas memórias precisam ser atualizadas, já pela manhã estou no computador digitalizando os últimos acontecimentos, bem como revisando o dia 1º de julho, uma data em que a família de meu amigo e companheiro dos bancos da Escola de Oficiais, CORONEL PM Ref ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA deveria comemorar junto à Sociedade Veteranos de 32-MMDC o aniversário de nascimento do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, Comandante Geral da então FORÇA PÚBLICA, em 1932. No entanto isso ele não o faz, não podendo atinar o porquê desse seu afastamento da Sociedade.



Lendo os jornais de hoje, noto uma notícia no FÓRUM DOS LEITORES, de “O ESTADO DE SÃO PAULO” que me interessou:

ÀS RUAS!

Os senadores ocupados só com compra e venda de bois, ministros com explicações “espetaculares” sobre as mazelas do Executivo, o Itamaraty inerte perante os ataques da equipe de Hugo Chaves... Sugiro que todos os que se sentem humilhados e impotentes se apresentem no Obelisco do Ibirapuera no dia 9 de Julho, para que, além de homenagearmos os combatentes de 32, demonstremos, mesmo de forma silenciosa, o nosso asco contra “tudo isso que está aí”! Temos de sair às ruas, e não somente escrever para os jornais!

RICARDO PINTO C. PERES FERNANDES

peresric@superig.com.br SÃO PAULO



Aproveito também o tempo para mandar convites, via Internet, para os eventos de 6 de julho, 9 de julho, 14 de julho, além de pedir para assistir o “ANTENA PAULISTA” de 8 de julho, quando passará a entrevista de GINO STRUFFALDI no Colégio SANTO IVO, rodeado de adolescentes, estudantes daquela Casa de Ensino.

Recebo um e mail do GINO para que mande para um repórter detalhes de nossos heróis: MARIA SOLDADO, ALDO CHIORATTO e PAULO VIRGÍNIO. Vou providenciar isso.

Logo depois, mando e mails para o jornalista JOÃO FORTE,contando, resumidamente, a saga de MARIA SOLDADO e PAULO VIRGÍNIO. Fica faltando ALDO CHIORATTO, cujo texto está em minhas memórias mas não encontrei hoje a data de sua morte.



Mais importante que a primeira dobradinha da FERRARI este ano, hoje no GP DA FRANÇA, com KIMI RAIKKONEN em primeiro e FELIPE MASSA, segundo, foi a vantagem imposta à McLAREN: LEWIS HAMILTON, do time inglês, recebeu a bandeirada em terceiro. FELIPE MASSA é um piloto transparente. Com certeza nunca um segundo lugar – entre os 78 GPs que disputou – lhe causou tanta frustração. E essa decepção estava estampada em seu rosto, hoje. “É duro dar 100%, conquistar a pole, a melhor volta e perder a corrida por um fator que não depende de você, o tráfego”, desabafou. O quarto a chegar foi ROBERT KUBICA; em quinto, NICK HEIDFELD; em sexto, GIANCARLO FISICHELLA; em sétimo, FERNANDO ALONSO; nosso RUBENS BARRICHELLO chegou em décimo-primeiro.



O BRASIL chegou à primeira vitória na COPA AMÉRICA graças ao talento de ROBINHO. Ele deixou 52 mil pessoas de pé hoje à tarde, no jogo realizado no Estádio Monumental de MATURIN, em que a seleção derrotou o CHILE por 3 a 0. ROBINHO foi o autor dos três gols. O terceiro deveria lhe render homenagens, pela arrancada, o belo drible em VARGAS e a conclusão perfeita. No segundo, já demonstrara a habilidade ao tocar com sutileza a bola por cima do goleiro BRAVO. O primeiro foi de pênalti. A ordem dos gols não importa. ROBINHO tinha de pegar a bola e levá-la para casa.



A situação continuou complicada hoje nos treze principais aeroportos do País: entre meia noite e 22 horas, 34,2% dos 1.620 vôos programados atrasaram mais de uma hora e os cancelamentos alcançaram 9,8% do total. No Aeroporto de CUMBICA, das 253 partidas programadas para o mesmo período, 76 (30,4%) atrasaram e 14 (5,53%) foram canceladas. O presidente da INFRAERO, BRIGADEIRO JOSÉ CARLOS PEREIRA, culpou os fenômenos meteorológicos pelos problemas que ocorreram desde a noite de sexta-feira, dia 29 de junho. Segundo ele, os nevoeiros fecharam aeroportos e isso provocou um efeito cascata em toda a rede.



Conversas por telefone e rádios NEXTEL gravadas pela Polícia Federal durante a OPERAÇÃO TÊMIS, divulgada em abril, revelam não só a existência de uma rede mantida pela máfia dos bingos para subornar policiais civis, como também mostram a forma como os empresários mantinham a fiscalização longe de seus bingos – pagando propina. Num dos diálogos, um advogado diz que prometeu pagar “uma mensalidade” de cinco mil reais para o subprefeito do BUTANTÃ, MAURÍCIO DE OLIVEIRA PINTERICH, para “segurar os fiscais”. As gravações, feitas em fevereiro e março, flagram diálogos entre os advogados LUIZ ROBERTO PARDO e PAULO ROBERTO ANNODI BONADIES.



Faleceu hoje, aos 74 anos, em MOGI-MIRIM, JOSÉ MARTINS PACOLA. Seu filho, dr. JOSÉ FRANCISCO PACOLA, advogado e jornalista, é assessor da Secretaria Municipal do Governo da Prefeitura de SÃO PAULO. Sua filha, dona MÁRCIA REGINA PACOLA, é diretora regional de Vigilância Epidemiológica de CAMPINAS.



Cerca de 60 mil pessoas compareceram hoje ao Estádio de WEMBLEY, em LONDRES, para ver astros da música pop como ELTON JOHN, LILY FERGIE, NELLY FURTADO e DURAN DURAN num concerto beneficente pela memória da princesa DIANA. O evento foi organizado pelos príncipes WILLIAM e HARRY, que estavam presentes. DURAN DURAN era a banda predileta e ELTON era amigo de LADY DI, que morreu em agosto de 1997 num acidente de carro em PARIS. Hoje ela faria 46 anos. Por causa dos incidentes terroristas dos dois últimos dias no centro de LONDRES e no aeroporto de GLASGOW (ESCÓCIA), as autoridades armaram um forte esquema de segurança em torno do estádio.



Relatório da Organização das NAÇÕES UNIDAS (ONU) divulgado hoje mostra que os países emergentes dobraram as emissões de gás carbônico em 15 anos e, em números absolutos, já poluem tanto quanto as nações ricas. O estudo alerta que o mundo terá sérias dificuldades para reverter os problemas ambientais até 2015, conforme o previsto nas oito Metas do Milênio, estipuladas em 2000. As emissões de gás praticamente dobraram nos países emergentes.

A GRÃ-BRETANHA se prepara para uma longa batalha contra ações terroristas, depois do ataque ao aeroporto de GLASGOW, na ESCÓCIA, no sábado, dia 30 de junho, e a descoberta de carros-bomba nas ruas de LONDRES, na sexta-feira, dia 29. Forças policiais britânicas intensificaram hoje as operações em diversas regiões do país, prenderam mais três suspeitos de pertencerem ao grupo AL-QAEDA, apontado como responsável pelas ações do fim de semana. Um sexto suspeito de pertencer ao grupo radical islâmico está sendo caçado em todo o país.

O primeiro-ministro, GORDON BROWN, avisou à população que deve se acostumar com alterações no dia-a-dia que serão provocadas pelas medidas de segurança. BROWN deu uma longa entrevista à rede BBC, na qual reconheceu que os carros-bomba desativados em LONDRES e o jipe em chamas atirado contra a entrada principal do aeroporto de GLASGOW, foram trabalhos de um grupo ligado à AL-QAEDA.



A primeira-dama e senadora Argentina CRISTINA FERNÁNDEZ DE KIRCHNER teve a sua candidatura às eleições presidenciais de 28 de outubro confirmada neste domingo. O presidente NÉSTOR KIRCHNER abriu mão de concorrer à reeleição em nome da esposa, que tem mais de 46% das intenções de voto.



2 008 : - TERÇA-FEIRA

O “PROFESSOR PARDAL”, ou seja, o SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, idealizou a construção de uma estante na HEMEROTECA VENTURA. Hoje, vamos a uma madeireira a fim de comprar a madeira necessária para a construção dessa estante. O IAGO, de férias, acompanha-nos.

Vou mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali encontro o CORONEL MENDES conversando com dois empregados de dona JOANA D´ARC DE MIRANDA, filha do ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, 1º TENENTE PM JACOB MEDEIROS DE MIRANDA. Até o presente momento ela ainda não providenciou a 11ª urna para o transporte das cinzas de seu pai na solenidade de 9 de Julho. Telefono a ela pedindo para que faça isso, urgentemente, pois senão não há como imortalizar o herói de 32 nessa data.



CORONEL NIOMAR, que trabalha na assessoria do DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM OLÍMPIO, comunica que os ofícios de outorga da Medalha da Constituição estão prontos. Marcamos um encontro na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP amanhã à tarde. Ainda também acerto o horário das 14 horas para a entrevista do GINO com a TV CÂMERA DE JACAREÍ, amanhã. Telefona-me o veterano ALENCAR THOMAZ. Diz ele que sofreu uma cirurgia recentemente e fará todo o possível para estar conosco na solenidade do 76º Aniversário do Movimento Constitucionalista, no IBIRAPUERA, no próximo 9 de Julho. ALENCAR THOMAZ foi Comandante da Revolução Constitucionalista em 2005.

Vou entregar o ofício de outorga da Medalha Constitucionalista ao Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI, na Assessoria Militar, junto ao CORONELL PM NELSON DE ALMEIDA. Converso com ele sobre alguns assuntos, principalmente com relação à reforma da sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O NELSON foi quem deu a idéia de levar o MMDC para dentro da Polícia Militar, ocupando duas salas do antigo prédio onde estava instalado o CAES. Ele conversa, a esse respeito com uma TENENTE-CORONEL Fem PM que conhece a situação desse prédio. Uma coisa é então revelada. Esse prédio não pertence a PMESP e sim à Secretaria da Cultura. Isso vai estragar definitivamente a nossa pretensão de levar a Sociedade para lá.

Retornando ao MMDC fico sabendo que chegaram os currículos dos indicados para receber a Medalha Constitucionalista no CSM-MTel, ainda neste mês, numa pequena solenidade de comemoração do 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista.



Pela Internet recebo a ORDEM DO DIA da futura comandante do Exército Constitucionalista, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA. Também recebo do coordenador do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, TENENTE ALEXANDRE, o convite para a solenidade de 14 de julho, bem como a relação dos recipiendários da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA nesse dia. Meus amigos virtuais enchem a caixa do celmario@gmail.com e isso me leva algum tempo da noite.



O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO agradeceu ao povo, aos médicos e à imprensa o carinho dedicado à sua mulher, RUTH CARDOSO. “Infelizmente não posso dar um abraço e um beijo em cada um daqueles que se dirigiram de maneira tão calorosa à RUTH”, disse, após a missa de sétimo dia da morte da antropóloga, celebrada hoje, na capela NOSSA SENHORA DO SION, em SÃO PAULO. Mais de 500 pessoas participaram da missa, entre elas o governador JOSÉ SERRA.



Integrantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do PARÁ se reuniram hoje na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELÉM para avaliar a situação do hospital onde 22 recém-nascidos morreram desde o mês passado. Na unidade, problemas como a superlotação dos berçários e da Unidade de Terapia Intensiva, além de funcionário despreparados se acumulam. As técnicas ELZA GIUGLIANI, da comissão técnica de saúde da criança, e DAPHINE ROTTNER, da saúde da mulher, têm até o próximo final de semana para produzir um relatório sobre as causas das mortes.



Um professor da rede estadual de ensino foi retirado à força de um evento com a presença do governador JOSÉ SERRA em GUARAREMA, na região do ALTO TIETÊ. SERRA havia ido à cidade para inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. SÉRGIO DEMETRE DA SILVA, de 36 anos, que é professor da rede estadual há 14 anos, participava de uma manifestação junto com cerca de 130 colegas. A categoria está em greve desde o dia 16 de junho. Além de SILVA, pelo menos mais um manifestante foi retirado do evento.



Um assalto hoje à tarde deixou três homens baleados na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, no JARDIM PAULISTANO, bairro nobre da região de PINHEIROS. O crime ocorreu às 15:10 horas em frente a uma agência do banco CITIBANK, na altura do número 1.800 da avenida, uma das áreas de fluxo mais intenso de pedestres de SÃO PAULO, devido à grande concentração de lojas e escritórios comerciais. Após deixar uma agência do Banco ITAÚ, na esquina das avenidas BRIGADEIRO FARIA LIMA e PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, o motoboy FRANKLIN VENTURA TORRES, de 31 anos, foi seguido por dois ladrões da gangue da moto, em uma TWISTER vermelha e uma TITAN preta. Ao atirar na direção do PM KLÉBER MARTINS ARAÚJO, de 27 anos, o criminoso que estava na TWISTER acabou atingindo três pessoas que passavam pelo local.



Estão soltos os seis policiais militares acusados de torturar e matar o adolescente CARLOS RODRIGUES JÚNIOR, de 15 anos, em BAURU. O TENENTE PM ROGER MARCEL VITIVER SOARES DE SOUZA foi solto ontem. Um cabo e quatro soldados haviam saído do Presídio Militar ROMÃO GOMES no último dia 15 de abril. O Superior Tribunal de Justiça concedeu o hábeas corpus ao TENENTE PM SOUZA na sexta-feira, dia 27 de junho. O alvará de soltura foi expedido ontem. Familiares buscaram o TENENTE SOUZA no presídio da capital e o levaram de volta a BAURU. O tenente acredita que será reintegrado ao 4º Batalhão da PM do interior, onde trabalhava.

Na madrugada do dia 15 de dezembro de 2007 os policiais militares entraram na casa de CARLOS, suspeito de roubar uma moto, e o trancaram no quarto. Os PMs deram 15 choques elétricos no rapaz, sendo um deles fatal.



A auxiliar de enfermagem TATIANE DAMIANE, de 41 anos, atirou a filha de apenas oito meses de idade, MARIANA DAMIANE TEIXEIRA, do sexto andar do prédio onde mora. O bebê morreu na hora. O crime, que lembra o caso da menina ISABELLA NARDONI, ocorreu na noite de segunda-feira, dia 30 de junho. Moradores chamaram a polícia após ouvirem um estrondo no telhado da garagem.



O jovem JONATHAN SANTOS, de 18 anos, filho de um agricultor de PRESIDENTE FIGUEIREDO, a 107 km de MANAUS, no AMAZONAS, morreu nos braços do pai depois de ficar 49 dias desaparecido na selva.

JONATHAN saiu de casa em maio para caçar com amigos na mata fechada da floresta. No caminho, porém, ele se perdeu, dando início a seu drama, que teve um desfecho trágico. Os bombeiros fizeram operações de resgate por três dias e depois desistiram. Mas durante todo o tempo em que JONATHAN ficou desaparecido, seu pai, EDILSON SANTOS, nunca desistiu das buscas.

JONATHAN só foi encontrado no sábado pelo pai a 65 km do local onde foi visto pela última vez, a rodovia BR-174, que liga MANAUS a BOA VISTA (RR). O jovem, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.



Falta apenas a aprovação do Senado americano para que ANN DUNWOODY, de 55 anos e 33 anos de serviço militar, seja oficialmente promovida a GENERAL de quatro estrelas, tornando-se a primeira mulher a ocupar a mais alta patente do Exército nos EUA. “É uma ocasião histórica para o Departamento de Defesa e estou orgulhoso em promovê-la”, disse o secretário de Defesa, ROBERT GATES.

De acordo com a porta-voz do Exército, ANNE EDEGECOM, a nomeação é importante levando-se em conta que o Exército americano possui apenas 11 generais de quatro estrelas.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, anunciou a promoção de ANN no dia 28. No entanto, os senadores democratas que são maioria na Casa, ainda não marcaram uma audiência para tratar do assunto. As mulheres representam 14% de 1,4 milhão de soldados americanos. Hoje, além de ANN, há apenas outras duas generais de três estrelas, duas de duas estrelas e 15 de uma estrela.



O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, admitiu hoje que seus seis meses no comando da UNIÃO EUROPÉIA serão mais difíceis do que o esperado. No primeiro dia como líder do bloco, SARKOZY criticou o comissário europeu de Comércio, PETER MANDELSON, e ouviu um sombrio comentário do presidente polonês sobre o futuro da UE.

Oficialmente, a passagem da presidência rotativa da UE para a FRANÇA é motivo de celebração, mas há vários problemas por trás das festividades e dos apertos de mãos.



2 009 : - QUARTA-FEIRA

O Comandante de Policiamento de Área Metropolitana Um, CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a 1ª Conferência Livre da Região Centro da Cidade de São Paulo.

01 de julho de 2009

08:00 às 18:30 horas

ESPAÇO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

Rua Vergueiro, 1211 – LIBERDADE – SÃO PAULO / SP



Instituto de Engenharia faz cerimônia comemorativa aos 77 anos da revolução Constitucionalista.

Com participação ativa na Revolução Constitucionalista de 32, o Instituto de Engenharia fará, no próximo dia 1º de julho, a partir das 12h30, uma cerimônia comemorativa ao 77º aniversário do movimento.

Na época, com sede na rua Cristovão Colombo, o Instituto de Engenharia não foi apenas o local de inscrição de voluntários, mas também votou por unanimidade uma moção, a ser encaminhada ao presidente Getúlio Vargas reinvindicando uma constituição democrática ao Brasil . Uma comissão Inspetora das Delegacias Técnicas (CIDT), instalada no Instituto e coordenada por Alexandre Albuquerque, no posto de tenente coronel, coordenou as atividades dos engenheiros revolucionários cujo apoio era essencial para os trabalhos de comunicação, transporte, suprimento e suporte logístico.

Atualmente, dois combatentes remanescentes são associados do Instituto; os engenheiros Archimedes de Barros Pimentel e Abraão Yazigi.

Cerimônia em comemoração ao 77o aniversário da Revolução Constitucionalista de 32

01/07/09Data

12:30Início

13:30Término

Local: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Auditório do Instituto de Engenharia -

Observações:

O Instituto de Engenharia teve participação ativa na Revolução Constitucionalista de 32.

Na época, com sede na rua Cristovão Colombo, o Instituto de Engenharia não foi apenas o local de inscrição dos pracinhas, mas também votou por unanimidade uma moção, a ser encaminhada a Getúlio Vargas . Uma comissão Inspetora das Delegacias Técnicas (CIDT), instalada no Instituto e coordenada por Alexandre

Programação:

Abertura

Jorn. Randolpho Marques Lobato

Pronunciamento do presidente do Instituto de Engenharia

Engº Aluizio de Barros Fagundes

Pronunciamento da sociedade veteranos de 32- MMDC

Cap. Gino Struffaldi

Apresentação do vídeo sobre a participação do Instituto de Engenharia na Revolução de 32

Toque de silêncio

(Policia Militar)

Declamação do poema “A última trincheira”, de Guilherme de Almeida

Engº Nelson Newton Ferraz

Encerramento



Para cumprir os compromissos assumidos com o senhor CAVALCANTE, quanto ao ato solene do Instituto de Engenharia, nas comemorações dos 77 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, vou mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quebro aquela rotina de me encontrar com o CORONEL MENDES na ARMÊNIA.

Entro em contato com o JURANDIR, veterano corneteiro do 1º Batalhão de Policia de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”, desde os tempos em que era somente BTA (Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”), na AORRPM, onde trabalha depois de sua reforma. Ele está pronto para tocar o “SILÊNCIO” no Instituto de Engenharia.

Um pouco antes das 11 horas, CAVALCANTE passa pelo MMDC e vamos buscar o JURANDIR na AORRPM. Chegamos cedo no Instituto de Engenharia. Isso é bom porque passo a conhecer melhor o IE, inclusive sendo apresentado ao filho do escultor BRECHEREV e ao presidente ALUÍZIO DE BARROS FAGUNDES. Aos poucos vão chegando os convidados. Entre eles está o CORONEL PM Ref ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA, neto do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, Na revolução de 1932 ele era o Comandante Geral da PMESP. O ROCHA está com uniforme de educação física e se faz acompanhar de seu primo ROBERTO SALGADO. Ambos tiveram problemas cardíacos e fazem exercícios rotineiros no DANTE PAZZANESE. O ROCHA confundiu o dia da solenidade, pensando que fosse no dia 8.

Apenas dois veteranos comparecem ao evento: ABRAHÃO YÁZIGI e GINO STRUFFALDI. Um terceiro, ARQUIMEDES DE BARROS PIMENTEL, não virá. Familiares telefonaram por volta das 10 horas para dizer que o veterano, com mais de 100 anos, não está em condições de se locomover.

O mestre de cerimônias RANDOLPHO MARQUES LOBATO segue a risca o proposto para a solenidade. Apenas não estava combinado que JURANDIR daria o toque de reunir para o início do evento.

GINO STRUFFALDI quebra a seqüência do protocolo e, após sua fala chama o nosso Diretor de Comunicação Social, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, para fazer uso da palavra. Em seguida, FRANCES DE AZEVEDO declama um poema de sua autoria.

A declamação de “ORAÇÃO ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA” pelo filho de um ex-combatente, já falecido, NELSON NEWTON FERRAZ, encerra essa bonita cerimônia.

A repórter GRAÇA, do SP-NORTE, tira várias fotos e irá construir uma página sobre os 77 anos da Revolução, que deverá ser publicada na sexta-feira, dia 3 de julho. Deverá ser uma matéria histórica, como histórica é também essa cerimònia. ABRAHÃO YÁZIGI está com 98 anos e demonstra lucidez em suas palavras. GINO, como sempre, dá um show perante os convidados.

Na hora do almoço, sento ao lado do engenheiro que está interessado em ajudar a construir o novo cinerário do Monumento Mausoléu, visto que dezenas de urnas dos heróis de 32 aguardam o local digno para repousarem para sempre em paz.

MENDES vai levar o GINO até sua residência e JURANDIR e eu somos conduzidos até a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Ali, encontro o MAJOR CHICONELLO procurando-me. É que recebeu a incumbência de participar da comitiva que irá até BRASÍLIA no dia 6 de julho. Ele me faz uma pergunta que ainda não tenho a resposta: quem pagará as despesas da viagem?

Chego muito tarde no MMDC. Há problemas para resolver. Um deles é um telefonema do CAPITÃO PM ALEXANDRE,presidente do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA, querendo saber se irei comparecer amanhã na reunião marcada. Não sabe ele que vários associados estão ansiosos pela minha presença para serem dirimidas dúvidas.

Apesar de toda a confusão resolvo deixar a Sociedade depois das 16:30 horas, a fim de poder retornar sossegado a GUARULHOS.



O habilidoso NILMAR, o raçudo D´ALESSANDRO, o lotado BEIRA-RIO...Nada disso foi suficiente para brecar o CORINTHIANS, mais novo campeão da COPA DO BRASIL. Hoje à noite, diante de 50 mil colorados, o time de MANO MENEZES empatou com o INTER por 2 a 2 e garantiu seu tricampeonato no torneio. Os gols alvinegros saíram no primeiro tempo, da cabeçada precisa de JORGE HENRIQUE e do chute de ANDRÉ SANTOS. ALECSANDRO, duas vezes, igualou na etapa final.



Para sobreviver no cargo, o senador JOSÉ SARNEY emparedou hoje o PT e tornou o Palácio do Planalto sócio de sua crise. Diante da sugestão de afastamento do comando da Casa, apresentada pela manhã por senadores petistas, o presidente do Senado ameaçou renunciar ao cargo, fato que desencadearia um processo sucessório fratricida e abalaria a aliança PT-PMDB em 2010. A manobra de SARNEY foi a senha para que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA iniciasse uma operação de “enquadramento” do PT para salvar o aliado.

Diante da perspectiva de o presidente do Senado renunciar ao cargo, os candidatos a sua sucessão começaram a se movimentar. Um dos nomes mais cotados era o do senador GARIBALDI ALVES, que, há dois anos, assumiu a presidência do Senado após renúncia de RENAN CALHEIROS.



Durante uma tensa reunião, segunda-feira passada, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA avalizou o cronograma de trabalho da Comissão do Ministério da Defesa para procurar ossadas da Guerrilha do ARAGUAIA.

A rigor, a reunião foi convocada para por um fim à tentativa da Secretaria de Direitos Humanos, do ministro PAULO VANNUCHI, de barrar os trabalhos da comissão criada no Ministério da Defesa.

VANNUCHI argumentou ao presidente LULA que já existe a comissão dos desaparecidos criada por lei e funcionando no Ministério da Justiça. Disse ainda que um dos objetivos era, exatamente, buscar os restos mortais dos desaparecidos durante o regime militar (1964-1985).

Na avaliação de VANNUCHI seria uma desnecessidade o ministro NÉLSON JOBIM (DEFESA) criar outro grupo para o mesmo fim. Ele disse ainda que essa nova comissão, se mantida, deveria ter formação “mais plural”, com representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes dos familiares, entre outros.

JOBIM acabou ganhando a queda de braço, manteve a comissão e ganhou a ordem para dar a partida no trabalho, ao explicar que a comissão do Ministério da Justiça já esteve pelo menos uma dúzia de vezes no ARAGUAIA à procura de corpos e nunca conseguiu dar uma resposta cabal sobre a existência ou não das ossadas na região da guerrilha.



Após lutar durante quase um ano contra um câncer de pulmão, o ginecologista e obstetra JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI morreu na madrugada, aos 74 anos, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, na região central da capital paulista. Deputado federal pelo DEM, atualmente afastado em razão do cargo de secretário especial da MULHER, recém assumido na Prefeitura de São Paulo, PINOTTI ocupou, não sem disputas e polêmicas, cinco outros importantes postos públicos ao longo da vida, o de reitor da Universidade Estadual de CAMPINAS (1982, ano da entrada), secretário de Estado da Educação de São Paulo (1986), secretário de Estado da Saúde (1987), secretário municipal da Educação (2005) e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo (2007), além de uma rápida passagem pela secretaria municipal da Saúde na capital, em 2000, durante o mandato relâmpago de RÉGIS DE OLIVEIRA.

Na carreira acadêmica, o médico foi professor titular na USP e na UNICAMP e assinou 671 artigos científicos, além de ter publicado ou organizado 49 livros. Era um nome conhecido mundialmente na área de saúde da mulher, principalmente no combate ao câncer de mama e do de colo de útero, e defensor da ampliação do direito ao aborto. Em CAMPINAS, o especialista implantou um dos primeiros programas preventivos contra a última doença e ajudou a criar o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, considerado referência no continente pela Organização Mundial da Saúde.



Uma gravação em fita entregue pela modelo VIVIAN MILCZEWISKY ao Ministério Público comprometeu os rumos da vida do empresário OSCAR MARONI FILHO, dono da boate BAHAMAS. Ela afirma que, em uma das várias conversas gravadas que teve com o ex-namorado, o rei da noite paulistana falou sobre agenciamento de prostitutas de luxo.

“Foi baseado nessa conversa que o juiz decretou a prisão preventiva do meu cliente”, disse o advogado JOSÉ THALES SOLON DE MELLO. MARONI foi preso no início da noite de ontem, antes de sair do Fórum da BARRA FUNDA, onde participou de audiência na 5ª Vara Criminal.

Amanhã, SOLON DE MELLO pretende pedir a revogação da prisão à 4ª Câmara do Tribunal de Justiça. “Essa moça não tem credibilidade. OSCAR também diz que houve montagem das fitas”, explicou o defensor. VIVIAN acusou OSCAR MARONI de ameaçá-la e agredi-la em Balneário CAMBORIÚ, em SANTA CATARINA.



Numa cirurgia que durou 12 horas e mobilizou 16 médicos, seis deles anestesistas, duas irmãs siamesas foram separadas no Hospital das Clínicas de São Paulo. Elas nasceram em dezembro de 2007, unidas pelo abdômen e pelos órgãos pélvicos (como bexiga e útero). Passados três meses da operação, a mãe, que prefere não se identificar, conta que sua grande expectativa é levá-las para casa. Com 18 meses, as irmãs já brincam e se alimentam normalmente.



O motorista JAIR OLÍMPIO DE ALMEIDA JÚNIOR, de 22 anos foi morto a tiros no trânsito, após impedir um carro de ultrapassá-lo. O crime aconteceu na Avenida NORDESTINA, na VILA CURUÇÁ, zona leste da capital, por volta das 18:30 horas de ontem. O assassino ocupava um FIAT TIPO vinho e fugiu sem ser identificado. ALMEIDA JÚNIOR, que dirigia uma picape CORSA branca, morreu no local depois de ser atingido por dois disparos no abdômen. Um amigo da vítima, que estava no banco do carona no momento do assassinato, escapou ileso do tiroteio.



A Igreja Católica, ao lado de outros setores da sociedade hondurenha, prepara-se para mediar a crise. Na catedral diante da PRAÇA DE TEGUCIGALPA onde ocorreram as principais manifestações na capital de HONDURAS nesta semana, o cardeal-arcebispo ÓSCAR ANDRÉS RODRIGUEZ MARADIAGA, principal autoridade católica de HONDURAS, afirmou que está intermediando o diálogo entre o governo de fato de ROBERTO MICHELETTI e os aliados de MANUEL ZELAYA, o presidente deposto na madrugada de domingo e expulso do país por militares.

HONDURAS está completamente isolada. O governo de fato, sem reconhecimento internacional, sofre retaliações por ter removido do poder o presidente MANUEL ZELAYA. No campo econômico, essas medidas podem determinar o futuro deste que é um dos países mais pobres da América Latina. A Organização dos Estados Americanos (OEA) deu um ultimato hoje ao governo de fato de HONDURAS: o país tem 72 horas para restituir o poder ao presidente deposto MANUEL ZELAYA ou será suspenso da entidade. Nessas 72 horas, o secretário-geral da organização, JOSE MIGUEL INSULZA, negociará com representantes do governo interino e com ZELAYA.



Ator KARL MALDEN morre aos 97 anos. Seu nome era MALDEN SEKULOVICH, mas foi como KARL MALDEN que ele se tornou conhecido. Vencedor do OSCAR de coadjuvante de 1951, por UMA RUA CHAMADA PECADO, MALDEN se tornara conhecido na BROADWAY, onde interpretou, entre outras peças, justamente a de TENNESSEE WILLIAMS que transformou MARLON BRANDO em astro, UM BONDE CHAMADO DESEJO. Antes de pisar nos palcos da BROADWAY, KARL MALDEN freqüentou o ACTOR´S STUDIO, onde foi ator de ELIA KAZAN –seu descobridor no teatro e cinema – e LEE STRASBERF.

Se tivesse sido um astro e não o grande coadjuvante que foi, KARL MALDEN poderia ter sido considerado mais um garoto propaganda do “método”, a americanização das teorias de interpretação do russo STANISLAVSKI, que KAZAN e STRASBERG impuseram a toda uma geração de atores americanos no fim dos anos 1940 e durante os anos 1950. MARLON BRANCO, MONTGOMERY CLIFT, JAMES DEAN, foram todos os “KAZAN´S BOYS”, propagandistas do método.

Nascido em INDIANA, em 1912 – algumas fontes citam 1914 = KARL MALDEN morreu em LOS ANGELES, aos 97 anos. Desde 1944, ele já vinha aparecendo esporadicamente em filmes, mas o próprio MALDEN gostava de situar sua verdadeira estréia em 1947, quando fez seu primeiro filme com KAZAN, BOOMERANG, lançado no BRASIL como O JUSTICEIRO. Quatro anos depois, de novo com KAZAN, ganhou o OSCAR por seu papel como MITCH em UMA RUA CHAMADA PECADO. MITCH é o possível pretendente de BLANCHE DUBOIS, a mítica personagem interpretada por VIVIEN LEIGH que vai se hospedar na casa da irmã STELLA, casada com o “selvagem” KOWALSKI (BRANDO).

Com KAZAN, KARL MALDEN fez mais dois filmes – SINDICATO DE LADRÕES, como o padre que apóia TERRY MALLOY, o personagem de BRANDO, quando ele desafia a lei do silêncio nas docas, e depois BABY DOLL, outra adaptação de TENNESSEE WILLIAMS, com CARROLL BAKER no papel da garota tentadora. No BRASIL, o filme sugestivamente se chamou BONECA DE CARNE.

A Filmografia de KARL MALDEN oferece uma impressionante sucessão de bons filmes, assinados por diretores como HENRY KING (o western O PISTOLEIRO), OTTO PREMINGER (PASSOS DA NOITE), KING VIDOR (A LEI DO DESEJO), ALFRED HITCHCOCK (A TORTURA DO SILÊNCIO), DELMER DAVES (A ÁRVORE DOS ENFORCADOS), JOHN FRANKENHEIMER (O HOMEM DE ALCATRAZ), JOHN FORD (CREPÚSCULO DE UMA RAÇA), FRANKLIN J. SCHAFFNER (PATTON, REBELDE OU HERÓI?. MARLON BRANDO fez dele seu oponente no único filme que dirigiu, o poderoso western A FACE OCULTA, em 1960.



O advogado JOHN BRANCA apresentou hoje à Corte Superior da CALIFÓRNIA um testamento do cantor MICHAEL JACKSON, assinado em 7 de julho de 2002, que nomeia a mãe do cantor, KATHERINE JACKSON, de 79 anos, guardiã legal de seus três filhos – PRINCE MICHAEL, de 12 anos; PARIS MICHAEL KATHERINE, de 11, e PRINCE MICHAEL II, de 7 – e faz dela a principal beneficiária de seus rendimentos e bens, que foram agrupados num fundo: o de MICHAEL JACKSON FAMILY TRUST.

No caso da morte de KATHERINE, o astro escolheu a cantora DIANA ROSS, de 65 anos, sua antiga amiga e espécie de madrinha artística, como responsável pela custódia das crianças. MICHAEL admirava tanto DIANA que à medida em que fazia suas plásticas ia ficando cada vez mais parecido com a cantora.

O pai do astro, JOE JACKSON, e seus irmãos ficaram de fora da partilha, o que faz muitos advogados de HOLLYWOOD apostarem numa briga judicial, caso o testamento seja aceito na Justiça como autêntico.



2 010 : - QUINTA-FEIRA

O Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército, TENENTE-CORONEL HILDOMAR ARNALDO FILTER JÚNIOR, tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª e digníssima família para a Solenidade de Comemoração do 58º Aniversário do 2º BPE.

09:30 h – Demonstração da Seção de Cães de Guerra

10:00 h – Inauguração do Busto GENERAL VENTURA

10:30 h – Formatura

11:30 h – Demonstração do Pelotão de Escolta

12:00 h – Coquetel.

LOCAL: Rua Raul Lessa, 52 – JARDIM PIRATININGA – OSASCO



Para cumprir o combinado com o CORONEL PM MENDES, ou seja, ir até o 2º BPE nesta manhã, vou levantar antes das 6 horas. Mas, surpreendentemente, me vejo em situação muito difícil. Por motivos que desconheço, estou com o rosto todo inchado. Não é a primeira vez que isso acontece e não compreendo porque ocorre essa situação. Não dá para sair de casa. Telefono para o MENDES, lá pelas 7:30 horas, e lhe explico o que está acontecendo. Também mantenho um contato telefônico com o JOSÉ FARIA, pois ele combinara nos esperar na ARMÊNIA.

As horas vão passando e o problema não se resolve. Não vou à Sociedade nesta data. MARINEI mantém contato comigo através Internet:

Cel ventura, boa tarde!

Em primeiro lugar estimo melhoras. Ligou aqui o jornalista Gutierrez, ele precisa falar com o Sr sobre a entrevista que foi marcada para amanha, por causa do jogo ele não poderá vir, mas precisa conversar com o Sr. o tele fone dele é 2749-0663 ou 2749-0418.

O Cap Édson de Pirituba pediu para verificar a possibilidade de adiantar a Solenidade do dia 8 de 9 horas para as 8 horas do mesmo dia, pois o Comandante de lá terá uma reunião com o comandante geral e não daria para participar.

E também a Eliane secretária do Dr. Michalany, pediu para verificar se o Cap Gino poderá compor a mesa no dia da solenidade.

Marinei.

MARINEI

Acertei com o CAPITÃO ÉDSON o problema da solenidade em PIRITUBA sendo que uma viatura virá me buscar em GUARULHOS. Na mesma data, dia 8 de julho, o GINO será homenageado no CIEE, também na parte da manhã, e ele não poderá ir até a Escola Superior de Soldados. Naturalmente o CORONEL PM MENDES irá acompanhá-lo.

Pode ligar para a ELIANE e colocar o GINO na constituição da mesa. Caso ele não possa comparecer alguém fará as suas vezes.

Vou manter contato com o GUTIERREZ.



Bom dia Cel Ventura,

Tenho a honra de encaminhar ao sr. os ofícios de convite para nossa comemoração do dia 9 de julho em nossa sede.

Tal reunião acontecerá no dia 14 de julho e teremos a satisfação de entregar a Medalha do Mérito Rotário 70 anos ao sr, ao Cap. Gino, ao Cel Antônio Carlos Mendes e ao Cap João Luis.

A Medalha do Mérito Rotário foi criada em minha gestão que se findou ontem, em comemoração aos 70 anos deste clube. Ela foi entregue somente aos ex-presidentes do clube ainda sócios e a um único não rotariano. Os srs. farão parte deste pequeno grupo de não rotarianos que receberá este reconhecimento.

Como último ato como presidente propus a homenagem aos membros da Sociedade MMDC e esta proposta foi aceita por unanimidade.

Sei que se trata de uma homenagem singela diante de tantas outras que os srs. já receberam, mas é nossa maneira de homenagear aqueles que lutaram e os que guardam a memória da Epopéia Paulista.

Enquanto eu estiver no Rotary, todos os anos procurarei enaltecer publicamente estes bravos paulistas que lutaram pela democracia em 1932.

Os ofícios impressos e assinados serão enviados aos srs. por intermédio do Cap PM João Luis.

Aguardo sua resposta.

Respeitosamente

Vitor José Bazzo

Ex-presidente do RC Pres. Prudente

1º Ten Dent PM



Faleceu RADEGUNDES FEITOSA, aos 47 anos, num acidente de carro, ao lado dos músicos ROBERTO ÂNGELO, de 42 anos, LUÍS BENEDITO, de 69, e ADENILTON, de 24 anos. RADEGUNDES começou a tocar trombone na banda de sua escola, em ITAPORANGA, no sertão da PARAÍBA. Depois de mudar para a capital, JOÃO PESSOA, decidiu cursar Música na Universidade Federal da PARAIBA. Fez mestrado e doutorado nos ESTADOS UNIDOS – com especialização no trombone. Recentemente, era o chefe do Departamento de Música da instituição.

Com seus dois grupos, o BRASSIL, sexteto de metais e percussão, e o BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE, tocou mundo afora. Entusiasta da música brasileira, costumava dizer: “Não existe diferença entre a erudita e a popular. O que há é música bem e mal tocada.”



O ministro do Supremo Tribunal Federal GILMAR MENDES concedeu liminar que suspende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para HERÁCLITO FORTES. O senador poderá se candidatar em outubro, apesar de existir contra ele uma condenação pelo Tribunal de Justiça do PIAUÍ por conduta supostamente lesivas ao patrimônio público. De iniciativa popular a lei, que está em vigor desde o mês passado, torna inelegíveis os já condenados pela Justiça. A decisão de MENDES deverá provocar uma corrida de políticos barrados ao STF. O prazo de candidaturas termina na próxima segunda-feira, dia 5.



Passados seis meses da enchente que destruiu SÃO LUIZ DO PARAITINGA, a cidade ainda tenta apagar as marcas deixadas pela inundação. Para auxiliar no trabalho de reconstrução, o município aderiu ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, cujo plano de ações foi assinado hoje, na capital paulista.

O maior desafio que a cidade ainda tem para resolver é a entrega de casas para os moradores que ficaram desabrigados. Segundo a prefeita ANA LÚCIA BILARD, 150 casas populares estão sendo construídas e serão entregues até o segundo semestre.



A notícia de que FRANCISCO COSTA ROCHA, o CHICO PICADINHO, pode ganhar a liberdade assustou moradores do Edifício SÃO PEDRO, na Rua AURORA. Ali ele viveu e esquartejou a sua primeira vítima, a bailarina austríaca MARGARETH SUIDA, em 3 de agosto de 1966. “Se isso acontecer, serei a primeira a organizar um abaixo-assinado para ele ficar internado. Por que soltá-lo agora? Ninguém pensa na segurança da população”, diz a aposentada NEUZA CAVALCANTE LIMA, de 63 anos.

A sindica SÔNIA RODRIGUES NUNES, de 63 anos, também está preocupada. “O lobo perde o pelo, mas não perde o vício. E nós, aqui no prédio, com certeza seremos os mais prejudicados porque o criminoso sempre volta ao local do crime”, lembra.

SÔNIA, que já morava no prédio na época do crime, lembra-se muito bem de CHICO. “Todos os dias tomávamos café na mesma pensão, que funcionava no apartamento 48”, conta.

Segundo ela, CHICO morava sozinho e a primeira mulher que levou ao apartamento foi a bailarina MARGARETH. “O CHICO era lindo e se vestia muito bem. Ele falava pouco, mas sempre foi atencioso com todos”, lembra.

O advogado PAULO ESTEVES, relator do Conselho Penitenciário que decidiu sobre a interdição civil de CHICO PICADINHO em 1998, não acredita que o criminoso consiga a liberdade. “Acredito que o laudo dos exames psiquiátricos a que ele se submeteu devem demorar pelo menos dois anos para ficarem prontos. Um grave como o dele não pode ser decidido assim. Além disso, mesmo que os médicos o considerem apto para retornar ao convívio social, o Ministério Público pode recorrer para manter a internação”, afirma.



Uma morte lenta e com requintes de crueldade foi a forma escolhida por integrantes de uma facção criminosa para se vingar de desafetos na zona norte da capital. Hoje o DEIC descobriu um local, uma espécie de cemitério clandestino, onde dissidentes do PCC eram julgados, executados e enterrados. Segundo o delegado ISMAEL RODRIGUES, os bandidos cometiam os assassinatos de três formas: enforcando, a pancadas, ou forçando as vítimas a beberem um líquido composto por ácido de baterias elétricas misturado a drogas, apelidado de “energético” pelos criminosos.

O carrasco da facção foi preso hoje pela manhã no JARDIM FONTALIS, zona norte. PAULO DIAS, o “CHICO BICA”, participava dos julgamentos, que ocorriam sempre na presença da vítima, e depois as matava. No local, os policiais encontraram uma corda para a forca e materiais usados nas execuções. O preso confessou os assassinatos e mostrou a localização de dois corpos. Há a suspeita de outras quatro vítimas.



Um Tribunal de Recursos de NOVA YORK, pela primeira vez em 50 anos, reverteu um julgamento e anulou decisão que condenava à morte um homem acusado de assassinato. RONEL WILSON, hoje com 28 anos, foi condenado por um júri federal em janeiro de 2007 a morrer por injeção letal, por ter assassinado em 2003 dois detetives num beco em STATEN ISLAND. JAMES NEMORIN e RODNEY ANDREWS passavam-se por compradores de armas.

Uma comissão de juízes do Tribunal de Recursos derrubou a sentença de morte, por dois votos contra um, afirmando que a decisão da justiça federal violou os direitos constitucionais do réu. Os juízes decidiram que a condenação de RONEL WILSON é válida, mas ordenaram nova audiência para determinar se ele deve ser condenado à morte. A Promotoria poderá recorrer da decisão no mesmo tribunal ou na Suprema Corte. Se os promotores preferirem não recorrer, o caso voltará ao juízo federal de primeira instância para que seja realizada nova audiência para determinar novamente a pena.



Em outubro de 1950, 20 americanos morreram no naufrágio do USS MAGPIE, na COREIA DO SUL. Após seis décadas, um deles foi identificado graças ao pescador que ajudou a enterrá-lo. ROBERT LANGWELL será sepultado com honras militares.



O jovem cubano ELIÁN GONZÁLEZ, que há dez anos foi o pivô de uma disputa diplomática entre CUBA e os ESTADOS UNIDOS, disse que ficou feliz por ter sido criado na ilha comunista. Em suas primeiras declarações públicas em vários anos, ELIÁN, hoje com 16 anos, afirmou ainda que não guarda mágoa de seus parentes de MIAMI que lutaram para mantê-lo nos EUA, alegando que lá ele teria uma vida melhor. Atualmente, o adolescente é cadete do Exército e filiado ao Partido Comunista.

Ao lado de ELIÁN, o presidente cubano, RAÚL CASTRO, acompanhou na quarta-feira, dia 30 de junho, a cerimônia religiosa que celebrou os dez anos de sua devolução a CUBA. O adolescente hoje é aluno de uma escola militar. ELIÁN foi encontrado boiando dentre de uma câmara de pneu na costa da FLÓRIDA, em 1999. Sua mãe e outros cubanos morreram no naufrágio de um barco clandestino. HAVANA realizou uma campanha internacional para que ele fosse devolvido a CUBA e criado pelo pai. Os EUA acabaram cedendo, e agentes tiveram de arrancar à força o menino da casa dos parentes em MIAMI. “Embora eles não tenham nos apoiado, não tenho nenhuma amargura”, afirmou ELIÁN na quarta-feira. “Este é o lugar ao qual pertenço. Aqui me sinto bem”. “Graças à ajuda de uma grande parte do povo americano e do nosso povo, hoje estou com meu pai, e isso é tudo.”



VERA ZVONAREVA desafiará a coroa da número 1 do mundo, SERENA WILLIAMS, na final de WIMBLEDON, no sábado. Será a última chance de alguma tenista ainda parar o saque da norte-americana antes de seus braços fortes levantarem pela quarta vez na carreira o troféu do torneio. SERENA confirmou sua presença na final ao bater, quase sem sobressaltos, PETRA KVITOVA. ZVONAREVA teve mais trabalho para vencer TSETANA PIRONKOVA. Amanhã os homens disputam as semifinais do torneio. NOVAK DJOKOVIC e TOMAS BERDYCH abrem a programação às 9 horas. Na seqüência, grande jogo entre RAFAEL NADAL e ANDY MURRAY.



Três homens-bomba atacaram hoje uma mesquita sufi em LAHORE, no leste do PAQUISTÃO, deixando pelo menos 41 mortos e mais de 120 feridos, segundo autoridades. Foi o segundo atentado grave na cidade em um mês. Centenas de devotos estavam no templo DATA GUNJBAKHSH, no centro da cidade. “Há sangue por todo lado. Dois dos mortos eram meus amigos. Foi muito horripilante”, disse MOHSIN RAZA, fotógrafo da REUTERS do local.

Um dos suicidas se explodiu no portão do enorme templo de mármore, e outros dois agiram no subsolo, onde fiéis se lavavam antes de orar. SAJJAD BHUTTA, autoridade municipal, disse que havia ao menos 41 mortos e 122 feridos.

Militantes do TALEBAN e da AL-QAEDA têm realizado diversos atentados nos últimos meses no PAQUISTÃO em represália pela ofensiva militar do governo contra redutos dos insurgentes islâmicos na região da fronteira com o AFEGANISTÃO.



2 011 : - SEXTA-FEIRA

O Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército, TENENTE-CORONEL HILDOMAR ARNALDO FILTER JÚNIOR, tem a honra de convidar V.Exª/ V. Sª e digníssima família para a Solenidade Militar em comemoração ao 59º Aniversário do 2º BPE.

DATA: 1º DE JULHO DE 2011-06-30

HORÁRIO: 10:30 horas.

RUA RAUL LESSA, 52 JARDIM PIRATININGA - OSASCO



Por volta das 9 horas, encontro-me com o CORONEL PM MENDES na Rua PEDRO VICENTE, na ARMÊNIA. Vamos ao 2º BPE. Encontramos velhos amigos como o CAPITÃO SOBRINHO, o SARGENTO GEORGE TRAJANO e inúmeros coronéis do Exército. O TENENTE-CORONEL FILTER nos recepciona com fidalguia. Faz até lembrar os tempos em que éramos mais assíduos do 2º BPE, no comando do então TENENTE-CORONEL HILDEFONSO FALCÃO. O professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Governo do Estado de São Paulo; o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA, Comandante do 1º BPM “TOBIAS DE AGUIAR”; WÁLTER MELLO DE VARGAS, Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, da ONU – SP são algumas das pessoas presentes ao evento.

Tudo transcorre bem nessa manhã agradável até que, na demonstração das motos dessa Unidade vai acontecer uma fatalidade: duas motos se chocam e o corpo do infeliz soldado, que pilotava uma dessas motos, é retirado desacordado do campo, de maca, para os cuidados médicos que surgiram imediatamente. Ainda participamos do coquetel, mas com aquela mágoa do desastre.

CORONEL PM MENDES terá uma tarde de inúmeros compromissos. Deixa-me da estação ARMÊNIA, quando já passam das 13 horas. No MMDC as tarefas alusivas aos eventos que teremos pela frente neste mês tomam todo o nosso tempo. Estou feliz por ver os bombeiros pintando a fachada da Sociedade. Isso faz com que tenhamos um 7 de julho mais festivo. WALTER TAVERNA comparece nesta tarde no MMDC e traz 27 currículos de pessoas que serão homenageadas com a Medalha “CONSTITUCIONALISTA” às 9 horas de 31 de julho, na Rua RUY BARBOSA, na BELA VISTA (BIXIGA). Também está conosco o CAPITÃO ANÍSIO. Ele tem feito muita coisa pela Sociedade, principalmente quanto à confecção dos diplomas das nossas medalhas. Ele será o futuro Secretário da Diretoria Executiva assim que eu assumir a presidência no dia 7 de julho.

Permaneço até tarde na Sociedade, principalmente porque os bombeiros continuam com a pintura até 19 horas. Retorno cansado para casa e pouca coisa posso fazer no computador porque estou sem a Internet.



A Câmara Municipal aprovou hoje em segunda votação o pacote do Prefeito GILBERTO KASSAB que cria a Nota Fiscal Paulistana. Previsto para ser transformado em lei na terça-feira, o programa vai permitir ao contribuinte o pedido de nota fiscal, com indicação do número do CPF, em escolas, restaurantes, academias, valets e salões de beleza.



Aos familiares e à noiva INGRID CALHEIROS OLIVEIRA, que o visitam na Penitenciária NELSON HUNGRIA, em CONTAGEM (MG), o ex-goleiro BRUNO FERNANDES, de 26 anos, garante que vai voltar aos gramados. Na quinta-feira, dia 7 de julho, faz um ano que o atleta está preso, acusado de seqüestro e homicídio de ELIZA SAMUDIO, desaparecida desde 10 de junho de 2010. De segunda a sexta-feira o goleiro deixa a cela para um treinamento de duas horas no pátio de cimento do pavilhão. Na última terça-feira, dia 28 de junho, o goleiro teve sua rotina quebrada: foi à Assembléia Legislativa de MINAS e confirmou a denúncia da noiva, que acusou uma juíza e um advogado de tentativa de extorsão. Ele chorou, trocou carinhos com INGRID, negou as acusações contra ele, mas não falou sobre o suposto filho de ELIZA. A cerca de 1,5 mil km dali, em CAMPO GRANDE (MS), a mãe de ELIZA, SÔNIA FÁTIMA MOURA, de 44 anos, dedica seu tempo à criação do neto, BRUNINHO. Para o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil, a mãe da criança foi assassinada em MINAS.



O cantor MARCOS ROBERTO DA COSTA, de 31 anos, o RANGEL, da dupla RONNY e RANGEL, foi detido ontem em CAMPINAS, suspeito de dirigir embriagado e fugir de um acidente, na Rodovia BANDEIRANTES. COSTA bateu na traseira de um FIORINO. Segundo a polícia, ele aparentava embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Mesmo assim, foi liberado pela polícia.



Um grupo formado por 14 criminosos armados fez um arrastão a motoristas que passavam hoje, às 6:30 horas, pela Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI, zona sul de SÃO PAULO. Segundo três vitimas ouvidas pela reportagem do O ESTADO, o trânsito não estava lento, mas os assaltantes se jogavam na frente dos carros e obrigavam os motoristas a parar e entregar bolsas e relógios. Na calçada, parte do bando ficava com sacos plásticos, onde eram guardados os objetos roubados.



O contraste entre a irritação galopante de JOSÉ SERRA e o bom humor crescente de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – parece que uma coisa é efeito colateral da outra – brilhou intensamente durante a festa suprapartidária no Senado pelos 80 anos do ex-presidente. Aparteando a troca de mimos entre o aniversariante e a presidente DILMA – rasgação de seda mediada por FERNANDA MONTENEGRO – o ex-governador saiu dando botinada nos adversários para sublinhar os elogios ao aliado. Ele próprio, no final, se deu conta do constrangimento ao redor: “Eu não estava mal-humorado não, né?” – buscou o consolo de bajuladores de mesma plumagem. Não conseguiu estragar a confraternização nem o estado de graça do homenageado, mas a quinta-feira ainda lhe reservava revés mais dolorosos: ao abrir o computador naquela noite, descobriu que seu TWITTER fora hackeado por gente de seu próprio partido. Quem mais postaria em nome do SERRA a mensagem “Parabéns ao meu amigo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO”? Parece coisa do próprio FHC. Hakher nenhum tem esse humor todo!



O Tênis tem um novo rei. NOVAK DJOKOVIC avançou hoje à final de WIMBLEDON pela primeira vez na carreira e acabou com a hegemonia da dupla RAFAEL NADAL e ROGER FEDERER no ranking, que já durava mais de sete anos. Mesmo que o sérvio perca para NADAL na decisão de domingo, terá mais pontos acumulados que o espanhol nas últimas 52 semanas e aparecerá no topo da lista que será divulgada pela Associação dos Tenistas Profissionais na segunda-feira, dia 4 de julho. “É o feito mais importante da minha vida. Ser o melhor do mundo e ainda chegar à final do meu torneio favorito é muito especial”, disse DJOKOVIC, que hoje teve poucas dificuldades para bater o francês JO-WILFRIED TSONGA. O último jogador diferente de FEDERER ou NADAL a liderar o ranking foi o americano ANDY RODDICK – 13 semanas até o dia 1º de fevereiro de 2004. NADAL acabou com o grande sonho que ANDY MURRAY tinha de ser o primeiro britânico campeão de WIMBLEDON nos últimos 75 anos. Parecia chateado pelo amigo ao cumprimentá-lo após a vitória também em quatro sets. “A liderança do ranking não me importa tanto”, tentou despistar o espanhol. “Meu objetivo é me manter saudável e competitivo”. E ganhar mais títulos.”

MARIA SHARAPOVA, 24 anos, tenta conquistar amanhã seu quinto título de GRAND SLAM, o segundo em WIMBLEDON, onde surgiu para os holofotes do tênis mundial. A russa enfrenta PETRA KVITOVA, de 21 anos. A checa chega a sua primeira final de GRAND SLAM e pode surpreender. KVITOVA terminou 2010 na 34ª posição no ranking, mas já está em oitavo.



Em plena temporada de férias, as cinzas do vulcão chileno RUYEHUE causaram hoje a suspensão dos vôos nos Aeroportos de EZEIZA e JORGE NEWBERY, em BUENOS AIRES. No BRASIL, GOL e TAM cancelaram seus vôos para o CONEL SUL, sem previsão de quando retomarão as rotas. Autoridades aeronáuticas argentinas informaram que as cinzas vulcânicas estavam novamente pairando sobre a área metropolitana da capital do país, a Província de BUENOS AIRES e a Província de LA PAMPA, o que tornava perigoso o tráfego aéreo.