segunda-feira, 25 de abril de 2011

DIA VINTE E CINCO DE ABRIL DE 2011


2 011 (24 DE ABRIL)        :        -         DOMINGO
LUCINDA queixa-se de fraqueza nesta manhã. Levantou com muita sede e, coisa incrível, toma três copos d´água, coisa que ela nunca fez. Também levantei espirrando muito e sentindo que a gripe ainda não me abandonou.

Os armênios e todos os seus descendentes novamente têm uma dolorosa obrigação, neste 24 de abril: relembrar o 96º aniversário do primeiro genocídio do mundo (24 de abril de 1915). Mais de um milhão de armênios foram brutal e premeditadamente assassinados pelos otomanos na TURQUIA, durante a 1ª Guerra Mundial. Com inúmeros relatos históricos e provas documentais, o governo turco insiste em não assumir seus erros e reconhecer o genocídio como o fizeram, por exemplo, a FRANÇA, forte opositora da entrada da TURQUIA na União Européia, e o turco ORHAN PAMUK, Prêmio NOBEL DE LITERATURA de 2006, demonstrando dessa maneira a sua grande maturidade. (KRIKOR BOYACYAN).

Pela Internet recebo uma mensagem do TENENTE BIAJONE. Vem à baila a Medalha MMDC. Pelos trabalhos do BIAJONE no campo da divulgação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e do próprio Movimento Constitucionalista, acredito que ele seja merecedor da Medalha. Mas isso está nas mãos do CORONEL PM MENDES, que está sabendo do trabalho do tenente e da minha indicação.
 
Prezado Cel Mario
Saudações revolucionárias! Simplesmente fiquei sem palavras ao saber que o senhor já havia por iniciativa própria sugerido o meu nome para indicação à medalha MMDC ao Sr. Cap Gino Struffaldi e ao Cel Mendes. Realmente não tenho como agradecer às indicações que já teceu a ambos a não ser continuar divulgando a memória e os feitos de nossos revolucionários por onde quer que eu possa encontrá-los em minhas pesquisas. A segunda fase de meu trabalho inicia-se na segunda feira 25 de abril quando irei ao Instituto Histórico de Itapetininga para consolidar parcerias para o lançamento de meu segundo livro, o qual conterá os textos do portal Itapetininga às armas e outros levantamentos que tive informações de residentes sobre episódios de combates ocorridos na região. Se o senhor concordar aguardarei uma manifestação do Cel Mendes ao senhor sobre a possibilidade de minha inclusão na relação dos agraciados no dia 23 de Maio. Confesso que não me sinto a vontade para ligar para ele e perguntar se serei ou não agraciado ou se o for se a condecoração irá acontecer no dia acima mencionado. Perdoe-me essa falta de familiaridade com o Cel Mendes, mas se o senhor me permite, prefiro aguardar um pronunciamento dele por intermédio do senhor. Apenas uma dúvida, se for realmente no dia 23, haveria alguma cerimônia? Eu muito gostaria que houvesse para que eu pudesse ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o senhor, a.sra Frances e também a Srta Camila, os quais, cada um a sua forma, me ajudaram para que Itapetininga às Armas se tornasse uma realidade. Agradecido de coração e atenciosamente,
Biajone
Abril 24
Prezado Cel Mário
Bom dia e saudações pascalinas.
Confesso que desconhecia por completo o fato relativo à pessoa de Alvarenga na sigla MMDC. Li a palestra que teve a gentileza de enviar e procedi com a remoção de seu nome e da inicial na sigla onde no portal constava. Agradeço vosso acesso ao portal Itapetininga às Armas e o parabéns tecido.
Aproveito esse email para levar ao conhecimento do senhor, se já não o for, de que há alguns meses encaminhei carta de recomendação para o Cel Mendes escrita pela minha própria mãe pleiteando minha indicação à Medalha MMDC comemorativa dos 50 anos da Revolução Constitucionalista.
Após minha adesão à Sociedade e intensificação dos trabalhos de pesquisa que materializaram o portal Itapetininga às Armas vim a perceber que a intenção de minha mãe foi visando o meu bem por ser ela que acompanha os trabalhos que desenvolvi mas na minha posterior percepção não suficiente para a referida condecoração.
Assim sendo, eu gostaria, Cel Mário, de solicitar a vossa recomendação pessoal ao Cel Mendes e ao Cap Gino Struffaldi para a Medalha MMDC comemorativa dos 50 anos da Revolução Constitucionalista se o senhor me julgar merecedor pelos serviços até o presente momento prestados à causa de nossa Sociedade.
Perdoe-me o arroubo de ousadia, mas não vejo pessoa mais apropriada para essa solicitação. O senhor vem acompanhando meus trabalhos desde a incipiência dos mesmos.
Além da carta que se encontra em poder do Cel Mendes e do portal, segue para esse fim cópia de meu currículo vitae se necessária for para a apreciação.
Meu abraço de agradecimento pelo apoio que sempre pude contar do senhor e de demais companheiros de nossa Sociedade.
Atenciosamente,
Jefferson Biajone
Abril 24, 2011
GINO e MENDES
Encaminho a mensagem do TENENTE BIAJONE. Para a devida apreciação, face o trabalho que ele vem fazendo em prol do Movimento Constitucionalista, o que poucas pessoas têm feito. Julgo merecedor da Medalha MMDC no próximo dia 23, como já me manifestei em outras oportunidades.

DIA   V I N T E   E   C I N C O   DE   A B R I L DE   2011        SEGUNDA-FEIRA.
74  anos, três meses e 30 dias de idade
ANO 61o. MÊS 10o. No. 290 (início de minhas memórias – 9de Julho de 1950)      52   anos   e   325   dias    na    P M E S P.
23 anos e 44 dias no Posto de Coronel – 277 meses e 14 dias.
8 444  dias CORONEL                                         19 anos e 132  dias  na reserva.
9 054-217 304                           8 444-201 732                                   9 567-229 756 
ESCOLA DE OFICIAIS: 52  anos  e  73   dias;   19 066 dias    458 484   horas.  
DIA DE SÃO MARCOS EVANGELISTA. SÃO MARCOS ou JOÃO MARCOS EVANGELISTA viveu em JERUSALÉM. Era judeu, da tribo de LEVI, primo de BARNABÉ e fazia parte de uma das primeiras famílias cristãs de JERUSALÉM. Era ainda menino e sua casa já era ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi em sua casa, aliás, que CRISTO celebrou sua última ceia e foi ali também que os apóstolos receberam a visita do ESPÍRITO SANTO, após sua ressurreição. Foi discípulo de SÃO PEDRO e esteve a seu lado quando ficou preso em ROMA. Também acompanhou durante algum tempo o Apóstolo SÃO PAULO, depois redigiu o segundo Evangelho e pregou no EGITO, onde alcançou a palma do martírio. O EVANGELHO DE SÃO MARCOS é o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de JESUS quando ainda era criança. Segundo a história, o evangelho de MARCOS foi escrito por volta dos anos 60/70. A importância de SÃO MARCOS para o Cristianismo é relatada por diversos estudiosos. Há estudos que apontam que MARCOS teria sido o jovem que presenciou a prisão de JESUS. Ele também seria o filho de MARIA, dona da casa onde foi realizada a ÚLTIMA CEIA. O calvário de MARCOS teria começado em 24 de abril, quando ele foi arrastado por pagãos pelas ruas de ALEXANDRIA e jogado na prisão. No dia seguinte, submetido ao mesmo tormento, morreu.
Na Capital, três paróquias dedicadas ao santo comemoram o dia de SÃO MARCOS: no bairro PEDRA BRANCA, na região do MANDAQUI, na zona norte; a paróquia do ITAIM PAULISTA, na zona leste, e no PARQUE SÃO RAFAEL, na zona leste.

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA: COMEMORA-SE O DIA DO AUSTRALIAN AND NEW ZEALAND ARMY CORPS - ANZAC
DIA INTERNACIONAL DO RÁDIO AMADOR
DIA DO CONTABILISTA
PORTUGAL: CELEBRAÇÃO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS
RASTAFARIANISMO: CELEBRAÇÃO DA VISITA DE HAILÊ SELASSIÉ À JAMAICA
SUAZILÂNDIA: DIA NACIONAL DA BANDEIRA
ITÁLIA: FESTA DELLA LIBERAZIONE, COMEMORAÇÃO ANUAL DAS ORGANIZAÇÕES DA RESISTÊNCIA ITALIANA PARA MARCAR A LIBERAÇÃO DA ITÁLIA NO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1979 a. nasce MARCUS SALVIUS OTHO, imperador romano no ano dos quatro imperadores, em 25 de abril de 32. Falece em 69 AD.
926 a. morre ANTOKU, 81º imperador do JAPÃO, em 25 de abril de 1185.
797 a. nasce o Rei LUÍS IX, da FRANÇA, em 25 de abril de 1214. Falece em 1270.
727 a. nasce o Rei EDUARDO II, da INGLATERRA, em 25 de abril de 1284. Falece em 1327.
669 a. falece o PAPA BENEDITO XII, em 25 de abril de 1342. Nasceu em 1285.
539 a. falece LEON BATTISTA ALBERTI, artista e filósofo italiano, em 25 de abril de 1472. Nasceu em 1404.
504 a. publicada a obra de GAULTIER LUD COSMOGRAPHIEAE INTRODUCTIO, em 25 de abril de 1507, produzida pelo grupo do cartógrafo alemão MARTIN WALDSEEMÜLLER (1475-1522), com mil cópias e cita pela primeira vez o termo que se propõe dar o nome de “AMÉRICA” às terras descobertas por CRISTÓVÃO COLOMBO. O nome foi escolhido em homenagem ao navegador AMÉRICO VESPÚCIO (1454-1512), que havia realizado viagens de exploração ao continente.
477 a. PEDRO DE ALVARADO termina a conquista da GUATEMALA, em 25 de abril de 1534.
471 a. fundada a cidade peruana de AYACUCHO pelos espanhóis em 25 de abril de 1540.
416 a. morre TORCUATO TASSO, poeta italiano, em 25 de abril de 1595. Nasceu em 1544.
412 a. nasce OLIVIER CROMWELL, revolucionário e ditador inglês, em 25 de abril de 1599. Falece em 1658.
336 a. morre PIERRE FERRIN, criador da ópera francesa, em 25 de abril de 1675.
292 a. publicado o romance “ROBINSON CRUSOE”, de DANIEL DEFOE, em 25 de abril de 1719. Perto dos 60 anos, o escritor inglês DANIEL DEFOI lança ROBINSON CRUSOÉ, romance narrado em primeira pessoa pelo náufrago que viveu 28 anos “completamente só numa ilha deserta”. Inspirada na experiência do marinheiro ALEXANDER SELKIRK, a obra representa uma quebra dos padrões, com a estreia na literatura da noção de indivíduo.
267 a. falece ANDERS CELSIUS, astrônomo sueco, em 25 de abril de 1744. Nasceu em 1701.
236 a. nasce infanta da ESPANHA, em 25 de abril de 1775, CARLOTA JOAQUINA TERESA CAYETANA DE BORBÓN Y BORBÓN. Morre rainha de PORTUGAL em 7 de janeiro de 1830. Acompanhando a corte portuguesa em fuga, viveu no BRASIL entre 1808 e 1821, mas nunca escondeu seu desgosto por abandonar a EUROPA.
219 a. sentenciado o primeiro condenado à guilhotina na FRANÇA, em 25 de abril de 1792. “LA MARSEILLAISE” (hino nacional francês) é composto por CLAUDE JOSEPH ROUGET DE LISLE.
171 a. falece SIMÉON DENIS POISSON, matemático francês, em 25 de abril de 1840. Nasceu em 1781.
167 a. firmado, em MADRI, um tratado de amizade entre ESPANHA e CHILE, em que a ESPANHA reconhece a independência do país americano.
162 a. nasce FELIX KLEIN, matemático alemão, em 25 de abril de 1849.
161 a. falece JOSÉ CARLOS PEREIRA DE ALMEIDA TORRES – VISCONDE DE MACAÉ – Nasceu em SALVADOR (BA), em 1799. Faleceu no RIO DE JANEIRO, em 25 de abril de 1850. Magistrado. Formado em Direito pela Universidade de COIMBRA, PORTUGAL, em 1819. JUIZ DE FORA em GUARATINGUETÁ. Desembargador. Deputado geral por MG, no período de 1826/33. Presidente da Província de SÃO PAULO (1829/30 e de 1842/43). Presidente da Província do RIO GRANDE DO SUL, em 1831. Conselheiro de Estado, em 1842. Senador pela Província da BAHIA (1843/50) Ministro do IMPÉRIO (1844 e 1845). Ministro interino da Justiça (1845 e em 1848). Presidente do Conselho de Ministros do Império (1845/48). Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Agraciado pelo imperador dom  PEDRO I com o título de VISCONDE DE MACAÉ.  
159 a. nasce LEOPOLDO ALAS, o CLARÍN, crítico espanhol, em 25 de abril de 1852.
152 a. início da construção do CANAL DE SUEZ, em 25 de abril de 1859.
137 a. nasce GUILLERMO MARCONI, em 25 de abril de 1874, engenheiro e físico italiano, inventor do rádio, vencedor do PRÊMIO NOBEL DE 1909. Falece em 1937.
113 a. GUERRA DE CUBA: primeira ação naval espanhola contra os ESTADOS UNIDOS, que declaram guerra contra a ESPANHA, em 25 de abril de 1898.
111 a. nasce WOLFGANG PAULI, em 25 de abril de 1900, físico austríaco, vencedor do Prêmio NOBEL de 1945.
108 a. da notícia de que as forças de MAD MULLAH, em NANTILADO, na SOMALILÂNDIA, infligiram uma derrota completa a uma coluna das forças inglesas comandadas pelo CORONEL SWAYNE, de cujo efetivo restaram apenas 37 homens. Duzentos e vinte homens e dez oficiais pereceram às mãos dos ferozes soldados comandados por MULLAH. As forças inglesas dessa coluna perderam além disso dois canhões de campanha, em 25 de abril de 1903.
108 a. nasce ANDREI NIKOLAEVICH KOLMOGOROV, matemático russo, em 25 de abril de 1903. Falece em 1987.
107 a. nasce ISMAEL TORRES GUILHERME CRISTIANO em RIBEIRÃO PRETO em 25 de abril de 1904. Na revolução de 1930, ainda estudante do terceiro ano de Medicina, apresentou-se à SANTA CASA, e, até o final do movimento, a 28 de julho, ali permaneceu, incansável no tratamento dos feridos. Nessa ocasião, deu os primeiros passos no campo da cirurgia, em que mais tarde se tornou notável. Dias depois, a 23 de novembro de 1924, ingressou como interno do Hospital Militar da FORÇA PÚBLICA. No dia 4 de agosto de 1926 foi contratado como radiologista. Permaneceu prestando serviços no Hospital Militar e graduou-se pela Faculdade de Medicina na turma de 1927. Ingressou definitivamente no quadro médico da Corporação a 1º de agosto de 1928, com a nomeação de 1º Tenente, especializando-se em cirurgia. Os seis primeiros anos que passou arregimentado no HM constituem sua formação médico-militar e o desvelo e carinho com que assistia os Oficiais e Praças enfermos, o interesse pela sorte dos que estavam sob seus cuidados fazia de ISMAEL GUILHERME um personagem conhecido e querido em toda a FORÇA. Seu pendor pela aviação, que já despontava, firmou-se quando, desempenhando suas funções de médico, entrou em contato com o quadro mais doloroso que atingia aquela geração de pioneiros: o acidente aéreo. Prestou socorro ao TENENTE ROLDÃO CARNEIRO DA SILVA, vítima de grave acidente aviatório, o que motivou um elogio do Comandante-Geral ao Tenente ISMAEL GUILHERME em 29 de outubro de 1928. Ainda em 1928, obteve licença para freqüentar a Escola de Aviação da FORÇA, onde se brevetou e passou, depois, a figurar no quadro de instrutores. A 10 de abril de 1930, foi promovido a CAPITÃO. Em outubro, seguiu para o PARANÁ, incorporado às forças legais, recebendo seu batismo de fogo em 12 de outubro, em CATIGUÁ.
Foi um dos idealizadores do Movimento Constitucionalista de 1932 e, quando da eclosão do mesmo, recebeu na madrugada de 9 de julho, a incumbência de tomar o CAMPO DE MARTE, que estava em poder da ditadura desde 1930. À testa de um pequeno grupo, tomou de assalto o CAMPO e, promovido a MAJOR, foi nomeado Comandante do Grupo Misto de Aviação Paulista – GMAP, os “GAVIÕES DE PENACHO”, unidade criada pelo Decreto Estadual nº 5.590, de 15 de julho de 1932. Como Comandante da Unidade, sua atividade foi frenética: improvisou o GMAP com o que restava da extinta ESQUADRILHA DE AVIAÇÃO DA FORÇA PÚBLICA e deu-lhe impulso vertiginoso, construiu hangares em poucos dias, distribuiu esquadrilhas e organizou os serviços auxiliares. A par das atividades administrativas, voou em missões de guerra, tendo sido o primeiro aviador constitucionalista a sobrevoar o RIO DE JANEIRO, onde espalhou boletins da revolução. Um acidente no Campo causou-lhe a fratura do quarto metacarpiano esquerdo, o que não lhe trouxe impedimento de um só dia em seu posto. Por sua habilidade como piloto e administrador, ficou conhecido em todo o Estado.
Com o término das hostilidades e a derrota militar, ISMAEL GUILHERME não foi confirmado em seu novo posto, retornando à condição anterior de Capitão Médico, e o GMAP teve seu funcionamento suspendo em 8 de outubro de 1932. No dia 21 de outubro de 1932, passou a adido ao QG; em dezembro, foi reformado, administrativamente, em companhia de outros oficiais, considerados próceres da revolução. Afastado da FORÇA, dedicou-se intensamente à medicina. Em 5 de setembro de 1933, foi revertido à ativa.
Em agosto de 1934, integrou a comissão que se dirigiu a CANANÉIA, com a incumbência de trasladar para SÃO PAULO os restos mortais do TENENTE-CORONEL PEDRO ARBUES RODRIGUES XAVIER. Nesse mesmo ano, ISMAEL GUILHERME foi eleito deputado estadual pelo PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA. Deputado à Constituinte Paulista e à primeira legislatura, de 1935 a 1937, atuou com vigor em defesa da Instituição Policial-Militar. A definição da FORÇA PÚBLICA como instituição permanente, a garantia plena das patentes e dos postos, a exclusividade dos uniformes, as condições básicas de alistamento, a ação fiscalizadora da FORÇA às demais instituições congêneres estaduais ou municipais, presentes na Constituição, além de projetos de leis ordinárias, em benefício da FORÇA e de seus integrantes, muito deveram à iniciativa e à combatividade do deputado ISMAEL GUILHERME. Em paralelo, seguia em sua carreira de médico: em 1936 fez curso de especialização de cirurgia em tuberculose.
Em 1937, implantou-se o “ESTADO NOVO” e o país voltou a viver sob a égide de um regime autoritário. A ditadura arrancou o mandato de ISMAEL GUILHERME, que impulsionou em nova direção sua energia inesgotável.
Em 18 de junho de 1938, ISMAEL passou à disposição da Interventoria Federal. O governo chamou-o para superintender a recém-criada VASP, confiando na sólida cultura aeronáutica e capacidade de administrador. Como superintendente da empresa, fez o curso de piloto comercial, estudou e criou as novas linhas da VASP, que se estenderam até GOIÂNIA e PORTO ALEGRE.
Quando voltava de um vôo ao RIO DE JANEIRO, no dia 28 de setembro de 1942, comandando o LOCKHEEED 18 LODESTAR PP-PBG, sofreu um acidente em PEDRA BRANCA, município de SANTO ANDRÉ. Morreram os quinze ocupantes, entre eles o co-piloto WÁLTER SEIBEL e o COMANDANTE ISMAEL GUILHERME. O Comandante ISMAEL GUILHERME, cuja competência impressionavam todos os que o conheceram, dá nome à rua no IBIRAPUERA, Capital.     
105 a. do anúncio de uma greve geral em PARIS. A Federação Nacional dos Operários lançava um apelo a favor da greve geral. Patrulhas da guarda republicana guardavam as tipografias e joalherias de LENS. Nesta cidade foram feitas numerosas visitas domiciliares a fim de procurar os operários que tomaram parte nas últimas desordens. A INGLATERRA, pelo tratado concluído com a CHINA, reconhecia o protetorado da CHINA no TIBET e comprometia-se a não intervir nos negócios internos do TIBET, saldo no caso de o fazer outra potência. A CHINA construiria linhas telegráficas sobre o TIBET.
101 a. THEODOR ROOSEVELT, ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, enquanto realizava na SORBONNE a conferência sobre “OS DEVERES DO CIDADÃO NA REPÚBLICA”, foi vaiado por um egípcio, no dia 25 de abril de 1910. Ele disse que protestava em nome do seu país, contra o senhor ROOSEVELT que, quando esteve no CAIRO, declarou que o EGITO, devido a natureza do seu povo, nunca poderia ter uma constituição própria.
100 a. (BUENOS AIRES) Em conseqüência das copiosas chuvas que têm caído, a região do sul do Rio RIACHUELO está transformada em um verdadeiro mar. Os jornais de 25 de abril de 1911 dão notícias de que morreram muitas pessoas, especialmente em AVELLANEDA.
100 a. morre EMÍLIO SALGARI, novelista italiano, em 25 de abril de 1911.
96 a. nasce SÉRGIA RIBEIRO DA SILVA, cangaceira “DADÁ” do BRASIL, em 25 de abril de 1915. Falece em 1994.
96 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: franceses e ingleses desembarcam em DARDANELOS (IMPÉRIO OTOMANO, ATUAL TURQUIA) em 25 de abril de 1915.
93 a. nasce ELLA FITZGERALD, cantora norte-americana de jazz, em 25 de abril de 1918. Falece em 1996.
92 a. WÁLTER GROPIUS, alemão, funda em WEIMAR, a Escola de Arquitetura e Artes Aplicadas BAUHAUS, origem da corrente artística que dominou o período entre guerras, em 25 de abril de 1919.
90 a. nasce KAREL CHRISTIAN APPEL, pintor expressionista holandês, em 25 de abril de 1921.
88 a. da inauguração do MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO DE ITU, em 25 de abril de 1923. Foi criado durante as comemorações do Cinqüentenário da CONVENÇÃO DE ITU (primeiro museu da história criado pelo governo do Estado de SÃO PAULO). No início da década de 20, o PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA – PRP – iniciou uma campanha com o objetivo de convencer o povo paulista a comprar a casa em ITU onde tinha sido realizada a CONVENÇÃO REPUBLICANA de 1873. Essa reunião é considerada o momento mais importante do processo de consolidação do movimento republicano, nos anos finais da monarquia. Quando WASHINGTON LUÍS assumiu o governo do Estado, a idéia do museu virou realidade. Em 29 de dezembro de 1921, autorizou a compra do antigo SOLAR DOS ALMEIDA PRADO, destinando-o a “guardar os objetos e documentos que se relacionam com a propaganda e com a proclamação da REPÚBLICA. O negócio custou aos cofres públicos a importância de quarenta contos de réis. Instalado, ficou subordinado ao MUSEU PAULISTA, como o setor da instituição dedicado à história da REPÚBLICA. Com o MUSEU PAULISTA no status de instituição complementar, ligou-se à UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, em 1934, e a ela integrou-se definitivamente pela LEI 7.843, de 11 de março de 1963. Fazem parte do acervo cerca de dois mil volumes pertencentes à Biblioteca PRUDENTE DE MORAIS, doada na década de 20 por familiares do primeiro presidente civil do BRASIL. Há cerca de quatro mil volumes entre livros e teses e 142 títulos de periódicos abrangendo a temática do museu, além de 23 títulos de jornais. São objetos pessoais, mobiliário, inclusive a mesa usada na reunião e obras de arte.
O sobrado que abriga o MUSEU REPUBLICANO foi construído em meados do século XIX pelos irmãos CARLOS e JOSÉ VASCONCELOS DE ALMEIDA PRADO, ambos fazendeiros. Comprada pelo governo do Estado, a casa foi entregue a AFONSO D´ESCRAGNOLLE TAUNAY para ser reformada e adaptada ao novo uso. Na inauguração de 25 de abril de 1923 compareceram representantes de todos os municípios, que haviam participado da CONVENÇÃO de 1873, deputados do PRP, secretários de Estado, historiadores, jornalistas e escritores. Em 2002, o prédio passou por nova reforma, sendo reinaugurado em dezembro, quando também foi restaurado todo o acervo de PRUDENTE DE MORAIS. O casarão tem doze salas na parte superior e quatro na parte térrea, onde se localizam, também, a área de administração e a biblioteca.
87 a. de PAULO VANZOLINI. Autor de clássicos com RONDA, AMOR DE TRAPO e FARRAPO e VOLTA POR CIMA, ele teve pela primeira vez reunida praticamente toda a sua obra na caixa ACERTO DE CONTAS, lançada em 2003 pela gravadora BISCOITO FINO. PAULO EMÍLIO VANZOLINI nasceu em SÃO PAULO no dia 25 de abril de 1924. Formado em Medicina e doutorado em Zoologia na Universidade de HARVARD. A música seguiu carreira paralela a de pesquisador. Sua composição mais notória, RONDA, de 1951, foi lançada dois anos depois por INEZITA BARROSO, cuja gravação passaria despercebida. O samba-canção só ganhou alguma notoriedade ao ser regravado por CARMEN COSTA em 1974, mas virou popular mesmo com MÁRCIA, a partir de 1977. VANZOLINI era um boêmio freqüentador do centro de SÃO PAULO. Nas imediações do LARGO DO PAISSANDU e da AVENIDA SÃO JOÃO, onde a boemia se concentrava, via sempre uma mulher entrando nos bares com olhar vago, fitava os presentes e saia como tinha entrado. Provavelmente saía de bar em bar procurando alguém. Ao observá-la, VANZOLINI pensou em fazer um samba que começasse com o verso: de noite eu rondo a cidade... Mal comparando, VANZOLINI é uma espécie de DORIVAL CAYMMI num certo sentido. Embora não tão abrangente e distante da influência que exerceu o nonagenário baiano, como ele, fez poucas e boas. 
Aos 85 anos, completados em 25 de abril de 2009, PAULO EMÍLIO VANZOLINI é o exemplo de quem uniu arte e ciência, razão e emoção, em benefício de ambas. Autor de RONDA, PRAÇA CLÓVIS e VOLTA POR CIMA, ele é homenageado em dois shows, dias 25 e 26 de abril de 2009, no SESC VILA MARIANA. No primeiro, cantam ANA BERNARDO, SUZANA SALLES, EDUARDO GUDIN e MÁRCIA. No segundo, é a vez de ANA BERNARDO, MARIA MARTHA, CARLINHOS VERGUEIRO e NÁ OZZETTI. A pianista DUDAH LOPES e o Grupo FLOR AMOROSA acompanham os cantores. Também estão previstas: BANDEIRA DE GUERRA, CARA LIMPA, SAMBA ABSTRATO, CRAVO BRANCO, SAMBA ERUDITO, LEILÃO, TEIMA QUEM QUER, AMOR DE TRAPO E FARRAPO, TEMPO E ESPAÇO, JUÍZO FINAL, LONGE DE CASA e MENTE, estas últimas feitas com EDUARDO GODIN, além das infalíveis VOLTA POR CIMA, RONDA e PRAÇA CLÓVIS.
PAULO VANZOLINI é formado em Medicina pela USP. Tem doutorado em BIOLOGIA por HARVARD e trabalhou por mais de 50 anos no Museu de Zoologia da USP, sendo o seu diretor por mais de trinta. Em 1967, LUIZ CARLOS PARANÁ, dono da boate JOGRAL, e MARCUS PEREIRA produziram o LP PAULO VANZOLINI E ONZE SAMBAS E UMA CAPOEIRA. Ali começava uma das antológicas gravações da obra do homem que conciliou academia e boemia. Além dos shows, está prevista outra homenagem, exibição do documentário UM HOMEM DE MORAL, do biólogo e cineasta RICARDO DIAS. A estréia comercial será em junho de 2009.   
86 a. nasce JANETE CLAIR em 25 de abril de 1925 na cidade mineira de CONQUISTA. A “MAGA DAS OITO”, como ficou conhecida, começou a carreira em 1945 como radioatriz. Casada com o dramaturgo DIAS GOMES, JANETE ajudou a escrever a história da teledramaturgia brasileira. Em ‘967 estreou na TV TUPI com “PAIXÃO PROIBIDA”. No mesmo ano assumiu na GLOBO a autoria de “ANASTÁCIA, A MULHER SEM DESTINO” e criou um terremoto na trama para matar cem personagens. Com um texto que mesclava ousadia e emoção, escreveu 20 novelas. Difícil esquecer a saga dos “IRMÃOS CORAGEM” (1970). Ou impossível não sonhar com o beijo de CRISTIANO (FRANCISCO CUOCO) e SIMONE (REGINA DUARTE) no fim de “SELVA DE PEDRA” (1972). A autora criou tipos inesquecíveis como SALOMÃO AYALA (DIONÍSIO AZEVEDO) de “O ASTRO” (1977), ANA PRETA (GLÓRIA MENEZES) de “PAI HERÓI” (1979) e JUCA PITANGA (TARCÍSIO MEIRA) de “CORAÇÃO ALADO” (1980), entre muitos outros. JANETE finalizava “EU PROMETO” quando morreu, em 16 de dezembro de 1983.   
85 a. estréia a ópera “TURANDOT”, de GIACOMO PUCCINI, no TEATRO LA SCALA, em 25 de abril de 1926.
84 a. nasce CORIN TELLADO, escritora espanhola de novelas, em 25 de abril de 1927.
81 a. nasce PAUL MAZURSKI, ator, produtor,diretor e roteirista norte-americano de cinema, em 25 de abril de 1930.
79 a. nasce AGOSTINHO DOS SANTOS, cantor e compositor brasileiro, em 25 de abril de 1932. Falece em 1973.
75 a. Congresso da VENEZUELA elege como presidente da República o general ELEAZAR LÓPEZ CONTRERAS, em 25 de abril de 1936.
74 a. nasce o TENENTE-CORONEL PM Ref. GABRIEL em 25 de abril de 1937. Nos anos 80, trabalhamos juntos no Comando de Policiamento de Choque.
71 a. nasce o ator americano AL PACINO. Registrado como ALFREDO JACOBO PACINO, ele é de uma família pobre de NOVA YORK. Nasce em 25 de abril de 1940. Depois de o pai ter abandonado a família, foi criado pelos avós sicilianos no BRONX. Em virtude da violência da região, só pôs os pés na rua aos 7 anos. Na escola primária, era o leitor oficial da BÍBLIA. Aprendeu a representar mentindo para os colegas e fazendo mímicas para as tias surdas-mudas. Na juventude, enquanto estudava para ser ator, fez muitos “bicos”. Foi lanterninha, office-boy, porteiro do Carnegie Hall. Nas primeiras subidas ao palco, fez monólogos de SHAKESPEARE, comédias infantis e shows cômicos em boates. Embora fosse bem comportado, ficou preso alguns dias, aos 21 anos, por porte ilegal de arma. Quando começou a brilhar no cinema, PACINO já era experiente em teatro, na BROADWAY inclusive. Seu primeiro papel de destaque, na pele de um ladrão dependente de heroína, foi em OS VICIADOS (1969). O diretor FRANCIS FORD COPPOLA gostou de sua atuação e o chamou para fazer o mafioso MICHAEL CORLEONE em O PODEROSO CHEFÃO (1972). Teve de ganhar uma queda-de-braço com os produtores, que preferiam ROBERT REDFORD, JACK NICHOLSON e WARREN BEATTY. PACINO ficou com o papel e teve a carreira alavancada, sempre em registros intensos e variados. Já foi bissexual (UM DIA DE CÃO), traficante de drogas (SCARFACE), cozinheiro (FRANKIE & JOHNNY), vilão de quadrinho (DICK TRACY) e ex-presidiário (PAGAMENTO FINAL). Teve oito indicações ao OSCAR. Levou-o como o militar cego de PERFUME DE MULHER. O sucesso na tela nunca o fez virar as costas para os palcos. Em outubro de 2002, trabalhou em uma produção off-Broadway, THE RESISTABLE RISE OF ARTURO UI, de BERTOLT BRETCH, no PACE UNIVERSITY de NOVA YORK. Abriu mão de seu cachê no cinema, onze milhões de dólares, para ganhar uns trocados. A peça foi um sucesso. A projeção na arte não correspondência na vida privada. Poucos de seus romances vieram à tona, como os mantidos com as atrizes JILL CLAYBOURGH e DIANE KEATON. Já um conflito mais recente foi impossível de ser mantido reservado. Ele está disputando a guarda dos filhos gêmeos com BEVERLY D´ANGELO, também atriz, de quem se separou quando andava circulando com KIM BASINGER, sua colega de elenco em O ARTICULADOR. O ator tem outra filha com JAN TARRANT, uma professora de interpretação.  Católico ao rezar antes e depois de dormir, resistiu muito antes de trabalhar em ADVOGADO DO DIABO, no qual interpreta o próprio satanás disfarçado de doutor das leis. Metódico e obsessivo, enlouquece alguns diretores. Nunca está satisfeito e pede para repetir as cenas várias vezes. PACINO sempre quer o máximo de si.      
71 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: as tropas alemãs chegam ao porto de ATENAS, em 25 de abril de 1940.
70 a. nasce BERTRAND TAVERNIER, cineasta, cenarista e diretor francês de cinema, em 25 de abril de 1941.
69 a. nasce MANUEL FREIRE, cantador português, em 25 de abril de 1942.
66 a. representantes de 47 países criam, em SAN FRANCISCO (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU), em 25 de abril de 1945. Ela foi o resultado do esforço de visionários que buscavam um modo de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra. Os exércitos americano e soviético encontram-se nas margens do RIO ELBA. Uma insurreição geral pelo movimento de resistência italiano termina a ocupação alemã da ITÁLIA. 
66 a. nasce BJÖRN ULVAEUS, músico sueco, antigo integrante do grupo ABBA, em 25 de abril de 1945.
64 a. nasce JOHAN CRUYFF, ex-futebolista holandês, em 25 de abril de 1947.
63 a. da fundação de ISRAEL, em 25 de abril de 1948.
61 a. falece JOÃO IRINEU JOFFILY, bispo brasileiro, em 25 de abril de 1950. Nasceu em 1878.
61 a. nasce PETER JURASIK, ator americano, em 25 de abril de 1950.
58 a. cientistas JAMES WATSON (norte-americano) e FRANCIS CRICK (britânico) anunciam na revista NATURE o descobrimento da estrutura do DNA, em 25 de abril de 1953.
57 a. nasce DOM JOÃO HENRIQUE MARIA GABRIEL GONZAGA DE ORLEANS E BRAGANÇA em 25 de abril de 1954. É o único herdeiro e filho do príncipe dom JOÃO MARIA, falecido em 2005, e da princesa FÁTIMA CHIRINE, falecida em 1990. Casado com dona STELLA, tem dois filhos: JOÃO PHILLIPE e MARIA CHRISTINA. Possui negócios imobiliários em PARATY, onde se dedica a causas ambientais. Tataraneto de dom PEDRO II e bisneto da princesa ISABEL, aprendeu com o pai, o também príncipe dom JOÃO MARIA DE ORLEANS E BRAGANÇA, a amar o BRASIL sobre todas as coisas. DOM JOÃO MARIA nasceu no exílio, na FRANÇA, e quando pôde regressar ao BRASIL quis vestir a farda das Forças Armadas, como sinal de devotado patriotismo. Em 2005, no RIO DE JANEIRO, inaugurou uma exposição de 22 fotos, registros em preto-e-branco do SIWA, um dos oásis mais famoso do EGITO, onde esteve em janeiro de 2005, quando apresentou sua família a terra de sua mãe, a princesa egípcia dona FÁTIMA CHIRINE. 
55 a. fundação da USIMINAS, grande siderúrgica brasileira localizada em IPATINGA (MG), no dia 25 de abril de 1956.
52 a. é aberta a navegação do canal de SÃO LORENZO, que une os GRANDES LAGOS com o ATLÂNTICO, em 25 de abril de 1959.
51 a. nasce MÁRIO LAGINHA, pianista e compositor português, em 25 de abril de 1960.
50 a. falece BORGES DE MEDEIROS, político brasileiro, em 25 de abril de 1961. Nasceu em 1863.
42 a. entra em vigor o chamado TRATADO DE TLATELOLCO, que proíbe as armas nucleares na AMÉRICA LATINA, em 25 de abril de 1969.
40 a. proclamação da REPÚBLICA DE BANGLADESH, em 25 de abril de 1971.
39 a. da viagem de prima NAIR e seu marido FERREIRA (já falecido) para PORTUGAL, de navio, com início em 25 de abril de 1972. Chegaram em PORTUGAL a 2 maio 1972.
37 a. da REVOLUÇÃO DOS CRAVOS - PORTUGAL, em 25 de abril de 1974. Movimento militar de esquerda que derrubou uma das mais reacionárias ditaduras do século XX. Foi assim denominada graças às mulheres que distribuíram, desde o seu início, flores para os soldados. Exatamente à 0:20 hora do dia 25 de abril de 1974, a RÁDIO RENASCENÇA, de PORTUGAL, tocou uma música proibida –GRÂNDOLA, VILA MORENA, de ZECA AFONSO. Era a senha para o início do movimento dos capitães, que ficou conhecido como a REVOLUÇÃO DOS CRAVOS. Após 48 anos de ditadura, PORTUGAL estava voltando a ter um regime democrático. Essa revolução é entendida pelos portugueses como um movimento cujo programa se definia por Três DES: DEMOCRATIZAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO e DESENVOLVIMENTO. A revolta militar foi uma conseqüência dos 13 anos de guerra colonial, em que os portugueses enfrentaram os movimentos de libertação nas suas colônias: ANGOLA, MOÇAMBIQUE, GUINÉ-BISSAU, CABO VERDE, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE e TIMOR LESTE. Era uma revolta esperada, especialmente depois do levantamento militar de 16 de março de 1974, quando oficiais de vários quartéis se amotinaram para impedir que os generais ANTÔNIO SPÍNOLA e COSTA GOMES fossem exonerados. Até 11 de março de 1975, não era sabido quem detinha o poder no País. Nessa data, o general ANTÔNIO SPÍNOLA ameaçou com um golpe de direita, provocando uma reação contrária: inicia-se o período chamado de VERÃO QUENTE. Foi a partir de 11 de março que começou a nacionalização dos bancos, das indústrias básicas e dos meios de comunicação, além de se estabelecer uma reforma agrária. Nesse mesmo período, as ex-colônias conquistaram sua independência. O VERÃO QUENTE teve conseqüências para o BRASIL: cerca de 500 mil portugueses, a maioria com alguma ligação com as elites anteriores ao 25 de ABRIL, optou por procurar refúgio no País. O período revolucionário terminou em 25 de novembro, quando um grupo de militares do Movimento das Forças Armadas tentou concretizar um novo golpe (de esquerda), que fracassou.
FRANCISCO SEIXAS DA COSTA, embaixador de PORTUGAL no BRASIL diz o seguinte: “Eu tinha 26 anos, estava no serviço militar obrigatório e participei do levante por me opor ao regime vigente, que deixava PORTUGAL isolado do mundo. Fiquei muito satisfeito com a vitória naquele 25 de abril e feliz ao ver a população apoiar o movimento, saindo às ruas para celebrar. Senti um orgulho enorme por poder participar do fim da ditadura em PORTUGAL.”    
“REVOLUÇÃO DOS CRAVOS” já não encanta jovens. Apatia marca os 35 anos do fim do regime de SALAZAR (matéria publicada no jornal ‘O ESTADO DE SÃO PAULO’ de 25 de abril de 2009). Trinta e cinco anos depois da revolução que mudou a história de PORTUGAL,o principal centro de agitação estudantil do período revolucionário, a Faculdade de Direito da Universidade de LISBOA, é hoje um local de pouca atividade política. “Todos falam da importância de JORGE SAMPAIO (líder estudantil socialista na época da revolução)”, diz o presidente da Associação Acadêmica, JOÃO ASCÊNCIO. “Mas hoje os estudantes não têm nenhuma tendência partidária e ideológica”, acrescenta, ressaltando a participação tímida do movimento na celebração do aniversário da REVOLUÇÃO DOS CRAVOS que o governo promove hoje. “Atualmente, o 25 de Abril é comemorado pelos comunistas. Como eu não ligo para política, isso não me diz nada”, resume MAFALDA MARQUES, na cantina da faculdade.
37 a. transf. reserva CEL. THEODORO CABETTE e do CEL.MED. PM THOMAZ CAMANHO NETO, em 25 de abril de 1974. O CORONEL CABETTE falece no dia 3 de abril de 2005.
33 a. falece o genitor do Cel. Res. DALMIRO - Sr DALMIRO GOMES, em 25 de abril de 1978.
33 a. nasce LETÍCIA BIRKHEUER, em PASSO FUNDO (RS), no dia 25 de abril de 1978. Começou sua carreira como modelo aos 18 anos. Na TV, o primeiro papel foi como ÉRICA, de “BELÍSSIMA” (2005). Também participou da novela “PÉ NA JACA” (2006), no papel de ISABELA. Em 2007, interpreta a RAQUEL, de “DESEJO PROIBIDO”.
32 a. anotações de 25 de abril de 1979: nesta quarta-feira, juntamente com o Cmt do CPChq, CORONEL PM RIGONATTO, assistimos o jornal da manhã sobre as greves que prosseguem face o impasse com relação ao reajuste do funcionalismo. Estão na sala do comandante: TENENTE-CORONEL PM CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL, MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO, CAPITÃO GABRIEL, TENENTES PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e IRINEU FILIPE.
Piquetes de grevistas na FLORÊNCIO DA ABREU. CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO parte para o local com o Cmt Geral, MAJOR PM VARGAS, CAPITÃO GABRIEL. Permaneço na Sala de Operações.
14 horas – situação normalizada.
SENADOR THEOTÔNIO VILELA muda de partido: ARENA para MDB.
Novo aumento no preço dos automóveis irá acontecer em maio.
5º Aniversário da Queda do Salazarismo, em PORTUGAL.
Tratado de Paz vigora a partir de hoje entre ISRAEL e EGITO.
Restabelecimento do FUNRURAL.
Inauguração de um monumento no RIO GRANDE DO SUL em homenagem ao ex-presidente CASTELLO BRANCO.
Assistimos GUARANI 2 x JUVENTUS 0 pelo 2º turno do Campeonato Paulista.
Leio “UM CORPO NA CHUVA’, de BENEDITO LUZ E SILVA.   
31 a. morre ALEJO CARPENTIER, escritor e músico cubano, em 25 de abril de 1980.
30 a. nasce o piloto de FÓRMULA UM, FELIPE MASSA, no dia 25 de abril de 1981.
29 a. ISRAEL devolve ao EGITO o controle da península de SINAI, em 25 de abril de 1982, após 15 anos de ocupação, em cumprimento dos tratados de paz de 1979 entre os países.
27 a. EMENDA DANTE DE OLIVEIRA. Havia um clima de euforia nacional no dia 25 de abril de 1984, quando a emenda das DIRETAS seria votada no plenário da Câmara dos Deputados. Na véspera, ninguém se incomodou com um chilique do general NEWTON CRUZ, que saiu a cavalo pela ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, numa cena de ópera bufa, chicoteando carros como quem enfrenta moinhos de vento. BRASÍLIA inteira bateu panelas às 18 horas para marcar a adesão popular às DIRETAS. Mas a chance de que ela fosse aprovada era mínima. Se passasse na Câmara, no Senado, onde o PDS, partido do governo tinha ampla maioria, empacava. A emenda tinha de atingir 320 votos favoráveis, mas as oposições reunidas tinham apenas 244 deputados. Era preciso contar com o voto de pelo menos 76 deputados do PDS, uma conta realisticamente impossível, embora houvesse um aguerrido grupo chamado PRÓ-DIRETAS no PDS. A emenda conseguiu 298 votos, 22 a menos; 65 deputados votaram não e 113 não compareceram à sessão. O sonho das DIRETAS estava adiado para muitos anos depois, num dia feliz que, como o 25 de abril de 1984, também terminaria em tragédia cívica. A cobertura televisiva acabou nesse dia. Desde março de 1983, quando a emenda das diretas começou a tramitar no Congresso, a GLOBO cobriu toda a movimentação política, os principais atos públicos e comícios. Apesar das pressões e da censura durante a votação da emenda, a TV GLOBO soube burlar com criatividade as proibições. Repórteres e apresentadores usaram gestos, expressões e comentários ambíguos para fazer alusão à emenda constitucional.   
27 a. falece DAVID ANTHONY KENNEDY, em 25 de abril de 1984.
26 a. falece o Ten.Cel. PM HELEUSES NOGUEIRA, em 25 de abril de 1985.
25 a. um encontro em DAMASCO entre HAFEZ EL ASSAD e YASSER ARAFAT ratifica a reconciliação entre a SÍRIA e a OLP em 25 de abril de 1986.
24 a. das seguintes anotações feitas no dia 25 de abril de 1987: nesta sábado por volta das 7:30 horas o cunhado da LUCINDA, Senhor JOSÉ THOMAZ, chega em casa. Continuará o serviço no quarto da MARLENE. Agora começará a colocar os azulejos. LUCINDA faz nova dívida no depósito APORÉ.
Reinicio meus trabalhos na Monografia Sobre Reféns. Agora estudo os casos policiais mais graves. Faltam 23 dias para iniciar o CSP 87. Esse curso está me perturbando desde os últimos meses de 1986, quando comecei a estudar para fazer os exames vestibulares. Agora a preocupação é com relação à monografia. Depois, teremos sete meses de curso, tempo relativamente extenso, ocupando-me até 18 de dezembro de 1987.
Neste sábado, em minha biblioteca, posso por em dia as minhas anotações e os recortes de jornais.
Às 19:30 horas a viatura “COMANDO ANCHIETA” vem me buscar. Vou trabalhar nesta noite. O Cmt Geral, CORONEL PM ADOLFO SEGURA DE CASTRO preside o encerramento do 3º Congresso de Entidades de Subtenentes, Sargentos e Bombeiros das Polícias Militares do Brasil. Essas entidades defendem a manutenção da atual estrutura das PMs, dos tribunais de Justiça Militar dos Estados e a criação de Juizados pra Pequenas Causas. O Congresso teve início no dia 23 de abril. Está presente o Deputado Federal FARABULINE JÚNIOR.
O serviço está calmo. Assisto o filme “A LAGOA AZUL”. O cantor FÁBIO JÚNIOR retornou a SÃO PAULO. Permaneceu vinte e quatro horas em uma clinica em ARAÇATUBA, devido a uma pericardite aguda (inflamação da membrana que envolver o coração);
ULYSSES GUIMARÃES encontra-se com o Presidente SARNEY e discute a sucessão de FUNARO. É quase certa a saída do atual Ministro da Fazenda. Surgem nomes para substituí-lo: CELSO FURTADO, LUIZ CARLOS BRESSER PEREIRA. Por outro lado é possível que JOSÉ RICHA seja o substituto de MARCO MACIEL no Gabinete Civil da Presidência.
23 a. falece LYGIA CLARK, escultora e pintora brasileira, em 25 de abril de 1988. Nasceu em 1920.
23 a. FASHION CENTER LUZ, inaugurado em 25 de abril de 1988.
22 a. URSS inicia a retirada parcial de suas forças na HUNGRIA, em 25 de abril de 1989.
21 a. da posse de VIOLETA CHAMORRO como presidente da NICARAGUA, em 25 de abril de 1990.
21 a. falece a atriz e comediante brasileira SÔNIA MAMEDE, em 25 de abril de 1990. nasceu em 1936.
21 a. da visita à Metalúrgica FRANCARI e almoço no BOMBORDO, com oficiais da área leste, quando comandei o CPAM-4, no dia 25 de abril de 1990.
20 a. da morte do saxofonista e músico de jazz norte-americano DEXTER GORDON, em 25 de abril de 1990.
21 a. astronautas da DISCOVERY colocam em órbita o telescópio HUBBLE, em 25 de abril de 1990. Seu nome foi dado em homenagem ao astrônomo norte-americano EDWIN HUBBLE, que descobriu outras galáxias além da VIA LÁCTEA em 1924. A cada 97 minutos, ele completa uma volta em torno da TERRA. Fruto das mais avançadas tecnologias digitais, ele permitiu até hoje a observação de mais de 30 mil corpos celestes e forneceu mais de 500 mil imagens e fotos digitais do Universo.
De 1990 a 2009, a NASA enviou cinco missões tripuladas dos ônibus espaciais ao HUBBLE, para executar as tarefas de manutenção, atualização e reparos, o que permitiu o rejuvenescimento tecnológico do telescópio, com a substituição de suas lentes, a instalação de câmeras fotográficas, computador de bordo ultra-avançado e sistemas de armazenamento eletrônico. O telescópio só devera se aposentar em 2013. 
20 a. falece o Senador HÉLIO COSTA CAMPOS, em 25 de abril de 1991. Nessa data também faleceu o ex-bispo de CAMPOS, dom ANTÔNIO DE CASTRO MEYER.
19 a. falece o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, HUMBERTO COLUCCI. Nasceu em 29 de julho de 1911 e morreu no dia 25 de abril de 1992. O DIÁRIO OFICIAL de 25 de janeiro publicou extensa lista de veteranos de 32, dando-lhes o direito de receber a PENSÃO ESPECIAL. HUMBERTO COLUCCI consta dessa lista.
18 a. falece o ator brasileiro GERALDO DEL REY, em 25 de abril de 1993. nasceu em 2993.
18 a. BÓRIS YELTSIN recebe amplo respaldo a sua presidência econômica e social do país, em 25 de abril de 1993.
16 a. falece a atriz GINGER ROGERS, em 25 de abril de 1995.
16 a. da rebelião na PENITENCIÁRIA DE ASSIS, em 25 de abril de 1995.
15 a. declaração de guerra total contra o terrorismo e aprovação de um plano para combatê-lo, por parte dos 34 países da ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), em 25 de abril de 1996.
14 a. das anotações feitas em 25 de abril de 1997: após o enterro de TIA ANTONIETA voltamos à rotina diária. O caso da emenda constitucional proposta pelo governador MÁRIO COVAS é o assunto do momento. Discuto isso na Associação dos Oficiais da Reserva com o CORONEL PM Res IAROSLAV ARADZENKA, TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE, TENENTE PM Ref FONSECA e outros oficiais. Corto o cabelo com o PEDRO. Observo as obras da futura sede, já com o primeiro piso construído e toda a estrutura dos três andares montada.
Ainda encontro o CARMELO e novamente vamos conversar sobre a esdrúxula e descabida proposta de MÁRIO COVAS, o “coveiro” da PM. Outros oficiais participam da discussão. Ninguém é a favor das medidas que poderão acontecer caso essa tal emenda estravagante venha a passar no Congresso.
No MMDC continuamos sem a presença do presidente, que também não faz falta. Deve ele continuar lutando contra a privatização da VALE DO RIO DOCE. É uma luta particular que nada tem a ver com a nossa Sociedade. Acertamos com a 5ª EM/PM do que iremos fazer em 23 de maio, Dia da Juventude Constitucionalista. Não haverá a tal MARCHE AU FLAMBEAUX que o CORONEL CANAVÓ queria. Tudo irá se limitar a uma missa na cripta do Monumento Mausoléu. Continuamos exigindo do EDIFÍCIO REGINA o conserto pelos estragos causados em janeiro quando rebocos do edifício danificaram o telhado da Sociedade. O Senhor MARCONDES mantém contatos telefônicos conosco.
LUCINDA telefona-me para dizer que o ANDRÉ está com o SANTANA. Ele leva o nosso carro para consertar os estragos com a tentativa de alguém, em POÁ, que forçou o vidro do lado direito e quebrou a máquina eletrônica. Mais tarde, já em GUARULHOS, o ANDRÉ traz o carro já consertado.
Telefono para minha mãe. Ela se diz bem, superando a fase da morte de sua irmã. Aos 88 anos de idade, Dona ALICE tem enfrentado situações muito difíceis, atravessando todas elas com perfeita resignação.
Os coronéis da PM de SÃO PAULO se reuniram por cinco horas, no quartel do Comando Geral, para decidir o que fazer diante da proposta do governador MÁRIO COVAS de restringir suas funções. O encontro foi aberto pelo Comandante-Geral CLAUDIONOR LISBOA. Muitos coronéis criticaram asperamente o Secretário da Segurança Pública, JOSÉ AFONSO DA SILVA: “Ele foi desleal com a PM”. LISBOA não comentou nada.
Na reunião de hoje os coronéis de SÃO PAULO aprovaram as conclusões dos comandantes das Polícias Militares de todo o País, que se reuniram ontem em FLORIANÓPOLIS e rejeitaram a proposta de MÁRIO COVAS, fazendo um alerta: “O cidadão é quem perderá com decisões precipitadas movidas por causas ideológicas.” Os coronéis descobriram que o secretário da Segurança fez parte do chamado “grupo de notáveis”, antes da Constituição de 1988, quando surgiu a chamada “emenda AFONSO ARINOS”, que permitia a extinção da Polícia Militar. Para os coronéis, SILVA estaria reeditando a idéia agora. Em BRASILIA, a Associação Nacional de Clubes de Oficiais das Polícias e Bombeiros Militares (ANCOPBM) classificou hoje de “enganoso” o projeto do governador MÁRIO COVAS e sugeriu o fim da Polícia Civil e a extinção dos cargos de delegado.   
11 a. falece o produtor teatral DAVID MERRICK, aos 88 anos de idade, no dia 25 de abril de 2000. Produziu, ao longo de sessenta anos de carreira, musicais como HELLO, DOLLY ! e OLIVER.

ACONTECEU EM 2 001 : -   QUARTA-FEIRA
O PILOTO ITALIANO MICHELE ALBORETO, de 44 anos, morreu no circuito de LAUSITZRING, quando realizava um teste privado com o protótipo R-8 da AUDI, com o qual disputaria as 24 horas de LE MANS entre 16 e 17 de junho. Um componente soltou-se do carro, que capotou várias vezes ao sair da pista. ALBORETO foi vice-campeão mundial de FÓRMULA UM em 1985, com a FERRARI, perdendo o título para ALAIN PROST, da Mc. LAREN. Venceu cinco corridas na categoria e disputou 194 GRANDES PRÊMIOS.

QUATRO PESSOAS MORRERAM CARBONIZADAS às 13h10 na queda de um helicóptero sobre o telhado da empresa ATLAS COPCO, no Centro Empresarial do TAMBORÉ, em BARUERI, Oeste do Grande São Paulo, um minuto depois de ter decolado. O empresário TÚLIO MECENE , de 52 anos, que pilotava o aparelho, o filho dele, RODRIGO MECENE, de 22 anos; e os administradores de agências dos Correios, FRANCISCO CÉSAR CALDERÓN, de 33 anos, e LUIZ SHIGUEO ÁGATA, de 37, morreram na hora. 


FERNANDINHO BEIRA-MAR, um dos maiores traficantes do país, não passou na cadeia sua primeira noite no BRASIL. Depois de chegar da COLÔMBIA, pela manhã, num jatinho da Força Aérea Brasileira, sob forte esquema de segurança, ele foi para a SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL e, no fim da tarde, transferido para o Hospital das FORÇAS ARMADAS, em BRASÍLIA. Com infecção no ombro e fratura no braço direito, conseqüência de dois tiros, BEIRA-MAR seria submetido a uma cirurgia.

O ESTADO DE SAÚDE DO ATOR E DIRETOR DE NOVELAS DA TV GLOBO, HERVAL ROSSANO, marido da atriz NÍVEA MARIA, é delicado. O diretor, de 67 anos, passou hoje por um quadro de instabilidade no sistema hemodinâmico, em decorrência de uma gastroenterite, que já está sob controle.

O EX-PRESIDENTE DAS FILIPINAS, JOSEPH ESTRADA, destituído em janeiro 2000 e acusado de corrupção durante seu governo, foi preso em MANILA. JOSÉ, filho de ESTRADA, também foi preso sob a mesma acusação.

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2002 - NO MORUMBI :-
BRASIL 1 x PERU 1. O time renovado de LEÃO empatou com o PERU e ficou em quarto lugar nas Eliminatórias, atrás da ARGENTINA, PARAGUAI e EQUADOR. O gol brasileiro foi de ROMÁRIO, aos 20 minutos do segundo tempo. No outro jogo desta quarta-feira, a ARGENTINA empatou com a BOLÍVIA , na casa do adversário, por 3 a 3.

JOÃO ANTÔNIO NOVAES, líder e fundador do CDL, foi morto a estiletadas e teve a cabeça cortada em rebelião no Complexo HORTOLÂNDIA-CAMPINAS. O preso JOSÉ PAULINO DE SÁ foi queimado vivo por ter se recusado a assumir a morte de NOVAES. Cerca de cem integrantes do PCC fizeram sete reféns para invadir a cela de NOVAES. No final, quarenta e três detentos fugiram .

FALECEU O ARQUITETO EDUARDO CORONA, ex-professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, responsável pela formação de várias gerações de profissionais da área e autor de projetos como o PLANETÁRIO DO PARQUE DO IBIRAPUERA e o prédio da faculdade de historia e geografia da USP, na capital paulista. Teve trabalho em parceria com OSCAR NIEMEYER. Aos 80 anos, de pancreatite hemorrágica, em SÃO PAULO.

ELEIÇÕES NA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP :-
CHAPA NOVO MILÊNIO : 1 235 VOTOS.
CHAPA RENOVAÇÃO & UNIÃO : 731 VOTOS.
São eleitos para Presidente da Diretoria Executiva, o Cel PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA - Presidente do Conselho Deliberativo, Cel. PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO - Presidente do Conselho Fiscal : Cel. PM JOSÉ FRANCISCO GIANNONI.

2 002  :  -    QUINTA-FEIRA
A cidade de SÃO PAULO passa a conviver com duas bienais a partir de hoje. O paulistano poderá se divertir “garimpando” e adquirindo livros no CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTES, na 17ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO, ou apreciando obras de arte na 25ª BIENAL DE SÃO PAULO, no IBIRAPUERA.
Às 11 horas, será aberta a 17ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO. A feira irá até 5 de maio. A bienal de artes no IBIRAPUERA, que começou em 23 de março, acabará em 2 de junho.

LUCINDA recebe nesta manhã a visita do primo ANGELINO, de 64 anos, filho de Dona MARIA (irmã de dona ESMERALDA) e Sr. MATEUS, ambos falecidos. A família da LUCINDA ainda luta pelas terras deixadas pelo avô dela, RAPHAEL INDALÉCIO. ANGELINO mostra escrituras de quatro terrenos, quase todas datadas de 1914. Esse primo da LUCINDA é um sofrido nesta vida. Diabético, perdeu os dedos de um dos pés. Por causa disso, foi repudiado pela mulher. Mesmo assim, luta pelos seus direitos.

Como irei ser submetido a uma curetagem, às 13 horas, na UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE, do CENTRO ADMINISTRATIVO DA PM, na Avenida CRUZEIRO DO SUL, não vou para o centro da cidade de SÃO PAULO, como faço habitualmente, tendo suspendido minhas atividades no MMDS e SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Mesmo assim, recebo um telefonema do Presidente da SODEPRO, WÁLTER TAVERNA, sobre o debate na CÂMARA MUNICIPAL, em 15 de maio, sobre a mudança do nome do túnel 9 DE JULHO. Ele quer me incluir como um dos debatedores.
Tranqüilo, vou para o CENTRO ADMINISTRATIVO DA PM, chegando na UIS antes das 13 horas. Encontro, no pátio do C. Adm, o Coronel Médico ISAAC CHAZIN, o Tenente-Coronel Veterinário PLÍNIO ROCHA CAMPOS, e um outro major médico, que ficam sabendo do motivo de minha presença na UIS. O Tenente-Coronel PLÍNIO, que trabalhou na área de choque durante muitos anos, indica-me o local da UIS.
Um pouco depois das 13 horas, a Tenente Médica ELIZETH NIKOLUK faz a curetagem da ferida que carrego na base esquerda do nariz desde 2001. O material retirado vai ser encaminhado para biópsia e o resultado deverá ser conhecido daqui a um mês. Marca retorno para 9 de maio e dá as indicações de como deverei proceder para a cicatrização da ferida. Mais aliviado vou deixar a UIS no momento em que chega o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para me conduzir até o lar. Ele conduz o fusquinha do ANDRÉ porque o seu carro, o MONZA, está fazendo o motor, pelo próprio ANDRÉ.
Encontro muita confusão em casa. O VICENTE está rasgando as paredes da cozinha para a instalação da nova rede elétrica. Muita poeira e entulho. LUCINDA dá um duro danado para a limpeza, após o trabalho do VICENTE, ajudado pelo Sr. LUÍS, marido de dona JACIRA, hoje muito falador.
Logo em seguida, LUCINDA telefona para minha mãe, muito preocupada com a situação de saúde do filho, desde o domingo, quando soube que eu seria submetido a essa operação. Deixamo-la tranqüila nesta tarde.
        
O líder do MOVIMENTO DOS SEM-TERRA, JOSÉ RAINHA JÚNIOR, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. Ele dirigia seu automóvel pela estrada que liga a Rodovia RAPOSO TAVARES a EUCLIDES DA CUNHA, no PONTAL, e parou numa blitz da Polícia Militar. Os guardas encontraram no carro uma escopeta calibre 12, de cano serrado, com cinco cartuchos, e levaram RAINHA para a delegacia da cidade. O delegado EDMAR NAGAI disse que se trata de crime inafiançável.

O delegado FÁBIO DALMAS, do Departamento de Investigações sobre Narcóticos, da Polícia Civil de SÃO PAULO, foi afastado do cargo por suspeita de corrupção. DALMAS foi um dos responsáveis pela prisão do seqüestrador WÂNDERSON NILTON DE PAULA LIMA, o ANDINHO, em 25 de fevereiro. Assim como o delegado, também foi afastado do cargo o investigador JOÃO SALADINI. O afastamento dos policiais foi determinado pelo delegado-geral de Polícia, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO. As acusações contra DALMAS foram exibidas hoje pelo telejornal BRASIL URGENTE, da TV BANDEIRANTES. DALMAS é acusado de fazer um contrato para escoltar um caminhão com produtos contrabandeados e exigir dinheiro do doleiro LUIZ FRANCISCO CASELLI, em troca de proteção à casa de câmbio clandestina.

MUDOU-SE para o PALÁCIO LARANJEIRAS, residência oficial do governador do RIO DE JANEIRO, a família de BENEDITA DA SILVA. No cargo há três semanas, desde que ANTHONY GAROTINHO se desincompatibilizou para concorrer à Presidência da República, BENEDITA disse estar realizando um sonho de infância inspirado nos contos de fada.

O embaixador argentino na União Européia, ROBERTO LAVAGNA, foi escolhido como novo ministro da ECONOMIA. LAVAGNA chega amanhã à ARGENTINA. Ele disse que sua prioridade seria pôr fim à corrida aos depósitos bancários.

Uma explosão acidental em dois prédios de MANHATTAN deixou 50 feridos e fez os americanos lembrarem o pesadelo dos atentados de 11 de setembro. O prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, disse que substâncias químicas que estavam no térreo de um dos prédios podem ter causado a explosão que abalou o edifício adjacente, onde funciona uma escola técnica.

O milionário sul-africano MARK SHUTTLEWORTH começou hoje a realizar seu sonho de infância, ao tornar-se o segundo turista espacial a entrar em órbita. Acompanhado por outros dois astronautas, SHUTTLEWORTH pagou vinte milhões de dólares à agência espacial russa para viajar em um foguete SOYUZ rumo à ESTAÇÃO ESPACIAL ALPHA.  Aos 28 anos, ele se transformou num herói em seu país.

FALECEU a cantora americana LISA LOPES, de 30 anos, do TLC, um dos grupos femininos mais bem-sucedidos da história. O trio ganhou o GRAMMY de melhor álbum pela canção “NO SCRUBS”. Morreu num acidente de carro, em HONDURAS.

A CHINA prendeu cerca de dois mil membros da seita FALUN GONG. Pelo menos 150 deles foram enviados a campos de trabalho forçado. No mês passado, fiéis dessa seita invadiram uma estação de tevê em CHANGCHUN para divulgar um vídeo de protesto. A seita foi proibida no país há três anos, depois de organizar uma gigantesca manifestação no centro de PEQUIM.

2 003   :  -    SEXTA-FEIRA
“LEIS QUE TEMOS, LEIS QUE QUEREMOS” é o seminário que está sendo aberto hoje, às 20 horas, no auditório TEOTÔNIO VILELA, da Assembléia Legislativa.

                         POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
                         COMANDO  DE  POLICIAMENTO  DE  CHOQUE
                         2 º BATALHÃO    DE    POLÍCIA    DE    CHOQUE
                         Excelência na Segurança para Entretenimento

AO NOSSO COMANDANTE Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA

O 2º Batalhão de Polícia de Choque, próximo a completar 69 anos de existência, inegavelmente vem prestando relevantes serviços não somente a São Paulo, mas também ao BRASIL.
É possuidor de inigualável passado de lutas e de vitórias, construído por meio do trabalho árduo e dedicado de sua tropa, dirigida por abnegados Comandantes que, cada qual ao seu tempo, imprimiram marcas personalizadas e indeléveis, sempre lembradas principalmente nos momentos críticos da prática operacional.
Apoiado no mister de preservar a história da nossa querida Unidade convidamos Vossa Senhoria para participar do II ENCONTRO DO CONSELHO DE COMANDANTES, que será realizado em 25 de abril de 2003, às 20:00 horas na sede da Unidade, à Rua Dr. Jorge Miranda, 367 – LUZ.
Sua presença, para este jantar, será motivo de alegria para todos nós.

Ass.         JORGE AUGUSTO REGO
TEN CEL  PM - Comandante
OBSERVAÇÃO: ESSA REUNIÃO FOI ADIADA PARA O DIA 28 DE ABRIL POR RAZÕES DO EMPREGO DO BATALHÃO NESTA DATA.

Nesta manhã, no COMANDO MILITAR SUDESTE, acontece a solenidade de passagem de Comando da SEGUNDA DIVISÃO DE EXÉRCITO. O GENERAL DE DIVISÃO MARCO ANTÔNIO TILSCHER SARAIVA passa o comando para o GENERAL DE DIVISÃO HERALDO COVAS PEREIRA.
O nosso presidente e o comandante do Exército Constitucionalista estão presentes a essa solenidade.
Saio de casa por volta das 10:30 horas. Passo pela Associação dos Oficiais da Reserva, onde converso com o presidente, CORONEL EDILBERTO, sobre o DVD da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Ali, converso com o Tenente-Coronel ref. AMORIM, com o Capitão ref. AMÂNCIO, e outros oficiais que se encontravam no gabinete do presidente, inclusive o aloucado MAJOR MASSUDA. No MMDS vejo a programação das aulas para a semana que vem. Almoço com alguns oficiais.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos acertar detalhes para as solenidades marcadas para 28 de abril, que irão tomar toda a segunda-feira: reunião do Conselho Cívico-Cultural da Associação Comercial, com a apresentação das principais cenas do DVD sobre a Revolução de 32, por volta das 15 horas e, à noite, lançamento do DVD no CINESESC da rua AUGUSTA. Converso, via fone, com o Tenente HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS sobre esse lançamento, já que o jovem oficial gosta de história e é nosso conselheiro. O Sr. MARCONDES, cansado com as atividades da manhã, não comparece nesta tarde na Sociedade, mas faz contatos via fone.

O Diário Oficial desta sexta-feira publica mais uma transferência para a reserva: TENENTE-CORONEL PM JOÃO FRANCISCO DE REZENDE, que pertencia ao Comando de Policiamento da Capital – CPC. Nasceu em 10 de dezembro de 1948. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 1º de julho de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 15 de dezembro de 1991; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1996.

O pequeno IAGO, filho da KÁTYA EL MOUALLEM e do PAULO CÉSAR, neto do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e bisneto da LUCINDA, está completando hoje seu NONO MÊS de vida. Os familiares estão preocupados com o menino, que hoje à tarde foi levado ao médico, pois está curtindo um mal estar geral no corpo. O PAULO CÉSAR retorna dizendo que o pronto–socorro está cheio de crianças, sofrendo do mesmo mal.

ROBINHO é mais uma cara nova na SELEÇÃO BRASILEIRA, comandada pelo técnico PARREIRA, que jogará no amistoso contra o MÉXICO, no dia 30 de abril. O atacante do SANTOS foi convocado para a vaga de RIVALDO, cortado por contusão.

O tenista brasileiro GUSTAVO KUERTEN, 15º do ranking mundial, foi eliminado hoje nas quartas-de-final do ATP DE BARCELONA, disputado em quadra de saibro. GUGA jogou contra o espanhol JUAN CARLOS FERRERO, terceiro do ranking.

Na linguagem fria da medicina, o comerciante aposentado AMADOR PEREIRA CORTELLINI, 68 anos, sofreu derrame e falência cardíaca fatais. Mas, para os parentes e amigos, ele simplesmente tinha desistido de viver desde 30 de março. Nesse dia, AMADOR matou com um tiro seu filho predileto, RODRIGO ANDRÉ CORTELLINI, 26 anos, durante discussão no apartamento da família. RODRIGO o ameaçou com uma cadeira, e ele teria disparado sem querer, por nervosismo, enquanto tentava convencer o rapaz a sair de casa. Liberado pela polícia, por ter agido em legítima defesa, AMADOR se desligou da realidade. Vivia praticamente dopado com tranqüilizantes. Internado há seis dias no Hospital do Coração, morreu às 19 horas de ontem, dia 24, quinta-feira. O velório e o enterro, no CHORA MENINO, hoje, reuniram meia centena de parentes e amigos, que tentavam consolar a viúva, SOFIA CORTELLINI, de 57 anos. AMADOR foi enterrado num túmulo bem próximo de RODRIGO.

A auditora fiscal do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – ISABEL DE OLIVEIRA EVANGELISTA DA SILVA, de 49 anos, foi presa hoje pela Polícia Federal em um shopping de SÃO PAULO quando cobrava propina de um representante da empresa prestadora de serviços RIGHT CHOOSE. A funcionária pública, que trabalha no INSS há dezesseis anos, pediu um milhão e quinhentos mil reais em troca da redução da dívida da empresa para com a previdência social. Ela também chegou a pedir cem mil reais para uma outra prestadora de serviços ligada à Right Choose. Ela estava sendo investigada há pelo menos 40 dias. A empresa fez uma denúncia ao INSS de SÃO PAULO, que acionou a Polícia Federal para que iniciasse as investigações.

O empresário CLÁUDIO HANNA HIAR, de 40 anos, irmão do deputado estadual ALBERTO TURCO LOCO HIAR, foi morto com um tiro na cabeça em seu escritório, no PARI, região central de SÃO PAULO, hoje pela manhã. O assassino teria falado rapidamente com HIAR antes de matá-lo. O crime estaria ligado a um roubo ocorrido no dia 23 na loja da vítima.

Pela segunda vez em menos de uma semana, a LINHA AMARELA, uma das principais vias do RIO, foi fechada por causa da ação do tráfico. Desta vez, foi um confronto entre policiais e traficantes que levou à interdição da via expressa hoje de madrugada, por cerca de uma hora e meia, nos dois sentidos. Um bandido morreu e dois ficaram feridos. Na terça-feira passada, dia 22, a via já havia sido fechada porque marginais incendiaram um ônibus. A troca de tiros aconteceu por volta da 0:45 hora de hoje, nas proximidades da CIDADE DE DEUS, onde traficantes, do alto de uma passarela, atacaram quatro patrulhas do GRUPAMENTO TÁTICO-MÓVEL da PM. Mais de cem PMs de seis batalhões e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil foram deslocados à via expressa.  Os bandidos eram comandados por uma mulher, armada de fuzil. Um dos tiros perfurou a lataria de uma carro de polícia. Nenhum policial ficou ferido.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, se encontraram hoje em RECIFE, firmaram acordos comerciais e discutiram temas de interesse comum. Entre eles, a instalação de uma refinaria de petróleo no Complexo Portuário de SUAPE e a concessão de empréstimo do BNDES para a VENEZUELA investir em projetos agropecuários e de infra-estrutura. O encontro foi realizado na PALÁCIO DAS PRINCESAS, sede do governo pernambucano.

Mais de quatro mil moradores de PEQUIM foram colocados em quarentena por terem tido contato com pessoas que contraíram a pneumonia asiática. Um segundo hospital da cidade foi fechado com pacientes, familiares e funcionários isolados em seu interior.

Tropas americanas prenderam mais um homem forte do regime de SADDAM HUSSEIN; FAROUK HIJAZI, ex-chefe dos serviços de espionagem. Detido na fronteira do IRAQUE com a SÍRIA, ele é apontado por agentes de inteligência dos EUA como autor de um plano para assassinar GEORGE BUSH, pai do atual presidente, durante visita ao KUWAIT, em 1993.

BUENOS AIRES viveu hoje rumores sobre distúrbios no dia da eleição presidencial, 27 de abril, promovido por pessoas ligadas ao ex-presidente CARLOS MENEM ou ao presidente EDUARDO DUHALDE. Os “piqueteiros” (desempregados que bloqueiam estradas) também prometem protestos. Para agravar a situação, há acusações entre candidatos e temor de fraude.

A JUSTIÇA sul-africana SENTENCIOU WINNIE MADIKIZELA-MANDELA, ex-mulher de NELSON MANDELA, a cinco anos de prisão, por fraude e desvio de dinheiro. A Promotoria disse que a pena de prisão era um castigo merecido para WINNIE, de 66 anos, e para seu assessor, ADDY MOOLMAN. WINNIE renunciou imediatamente aos cargos no PARLAMENTO e no CONGRESSO NACIONAL AFRICANO, partido que governa o País. O episódio é visto como o fim da carreira da mulher que foi chamada de “MÃE DA NAÇÃO”, por sua luta contra o apartheid.

Mais de 3 mil crianças morrem de malária por dia na ÁFRICA, segundo um relatório da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE e do FUNDO DAS NAÇÕES PARA A INFÂNCIA (UNICEF), divulgado hoje – DIA MUNDIAL DA MALÁRIA. O documento afirma que a doença continua a se espalhar no continente.

MORREU no RIO o ator alemão WOLFGANG DEHLER, um dos nomes mais conhecidos do cinema e teatro da antiga ALEMANHA ORIENTAL. A morte ocorreu nesta sexta-feira. O ator tinha 66 anos. DEHLER estudou arte dramática em LEIPZIG e iniciou sua carreira nos anos 60, no Teatro Nacional Alemão, em WEIMAR, onde protagonizou obras como RICARDO III e FAUSTO. Com a queda do MURO DE BERLIM, o ator perdeu um pouco da popularidade e passou a se dedicar à direção teatral.

ASSISTO na BANDEIRANTES um filme holandês, CARÁTER, de 1997, com direção de MIKE VAN DIEN, com JAN DECLAIR, FEDJA VNA HUET e BETTY SHUURMANN. Na HOLANDA dos anos 30, homem é acusado de matar o próprio pai O caso vai a julgamento e surge, em flash-back, o relato sobre a natureza violenta da relação entre os dois. Um filme um tanto acadêmico, mas forte. Não foi à toa que ganhou o OSCAR de melhor filme estrangeiro, derrotando O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?, de BRUNO BARRETO.
 
2 004   :  -   DOMINGO.
Levanto mais cedo neste domingo para poder ler os jornais antes do início da corrida de F 1 –GRANDE PRÊMIO DE SAN MARINO- em ÍMOLA. O ex-piloto austríaco GERHARD BERGER protagonizou, pouco antes da largada, uma das mais emocionantes homenagens a AYRTON SENNA, morto há dez anos no mesmo circuito. A bordo da LOTUS RENAULT número 2 com que SENNA conquistou sua primeira pole position em ÍMOLA, em abril de 1985, o ex-piloto e amigo pessoal do brasileiro deu três voltas com o carro e, enquanto pilotava, levantou uma bandeira do BRASIL com a imagem do tricampeão. Sua exibição foi assistida por VIVIANE, irmã de SENNA e o filho BRUNO, que, emocionados, cumprimentaram o austríaco logo em seguida. BERGER também prestou homenagens ao compatriota ROLAND RATZENBERGER, que morreu um dia antes de SENNA, durante o treino classificatório.  As homenagens a SENNA começaram ontem, com a inauguração de um painel e de uma arquibancada com o nome do brasileiro. SENNA e RATZENBERGER foram as últimas vítimas fatais da F 1. Depois disso, a pista de ÍMOLA foi redesenhada.
Faltou graça ao GP DE SAN MARINO. Tanto que a maior emoção ocorreu antes da largada, com as homenagens a AYRTON SENNA. Dentro da pista o alemão MICHAEL SCHUMACHER manteve a supremacia e chegou à quarta vitória na temporada, sem ser ameaçado. JENSON BUTTON, da BAR, saiu na POLE, mas, na décima volta, após as paradas nos boxes, o alemão o ultrapassou e aí não mais foi ameaçado. BUTTON confirmou a segunda colocação nas 52 voltas seguintes. O colombiano JUAN PABLO MONTOYA, da WILLIAMS, foi o terceiro, seguido por FERNANDO ALONSO e JARNO TRULLI, ambos da RENAULT, e o brasileiro RUBENS BARRICHELLO, com a modesta sexta posição. RALF SCHUMACHER, da WILLIAMS, e KIMI RAIKKONEN, da McLAREN, completaram a zona de pontos, com o sétimo  e o oitavo lugar, respectivamente. MICHAEL SCHUMACHER soma agora 40 pontos na liderança do campeonato mundial. Em segundo vem BARRICHELLO com 24 pontos; em terceiro, JENSON BUTTON com 23 pontos. JUAN PABLO MONTOYA tem apenas 18 pontos.

Depois, enfrentando um chuvisqueiro, faço a caminhada até o ponto de ônibus da avenida TIRADENTES (a fim de passar na banca de jornais e revistas do japonês, onde adquiro a ISTO É, a ÉPOCA e o jornal AGORA). Embarco num ônibus da TRANSGUARULHENSE e, na estação do metrô TIETÊ, vou iniciar a parte da viagem pelo metrô, que me leva até o BRÁS. Ali, faço uma caminhada até o local de embarcar no trem espanhol. Em GUAIANAZES, passo para o trem da CPTM. Chego em POÁ por volta das 14 horas. É um sofrimento ver minha mãe se definhando numa cama. Não tem forças para levantar. Para sentar na cama já é muito difícil. Também sua memória tem altos e baixos. O importante é que ela não está abandonada. Dona HELENA, irmã do ADALVO, tem se desdobrado para atendê-la nas pequenas necessidades, sempre estando atenta ao seu chamado. Meu irmão também se encontra ao lado dela, não viajando para SANTOS neste final de semana.  Durante as horas da tarde, visitam minha mãe o RENATO, a CIDA, os seus filhos LEANDRO e FERNANDO; MARIZETE, ADALVO e FELIPE. Vejo o profundo desgaste de meu irmão, que sempre esteve ao lado de nossa mãe. Ele sente muito essa situação. Sentada, com muito sacrifício, para tomar água, minha mãe tem dificuldades para respirar. Também sente tontura e logo quer novamente deitar. Não é nada agradável esse quadro de saúde de dona ALICE. Mas vamos enfrentando essa situação da melhor maneira possível. O CARLOS conta-me que faleceu uma das irmãs de tia CATARINA, a viúva do TITO FUGA. No dia 28 de março, quando do velório de minha tia, essa senhora estava presente. Sua morte foi bem parecida com a da irmã: teve um infarto fulminante.
Vou deixar POÁ depois das 17 horas. O RENATO leva-me de carro até a estação desse município. Durante a viagem as cenas de minha mãe na cama não saem da memória. Faço um retorno muito desagradável até GUARULHOS. Em casa, o IAGO traz a alegria para a família. O menino está completando hoje um ano e nove meses de existência.

Na base da raça e do empenho, o CORINTHIANS superou as suas limitações e venceu o PAYSANDU por 2 a 1, no PACAEMBU. O nome do jogo foi o volante RINCÓN, que completou hoje 150 jogos com a camisa corintiana e ainda fez o gol da vitória, de cabeça, aos 48 minutos do segundo tempo.  O CORINTHIANS saiu na frente com o zagueiro ÂNDERSON, também de cabeça, mas cedeu o empate. O SANTOS venceu o BOTAFOGO por 2 a 0, na VILA, com dois gols de DIEGO. O SÃO PAULO fez 1 a 0 contra o CRICIÚMA, em SANTA CATARINA, com GUSTAVO NERY.
O goleiro MARCOS falhou feio ao repor a bola e entregou ao INTERNACIONAL o gol da vitória por 1 a 0, no sul. O ataque do PALMEIRAS , que foi parar na zona do rebaixamento, ainda não marcou no CAMPEONATO BRASILEIRO. OUTROS RESULTADOS: ATLÉTICO MINEIRO 1 x VASCO 1; FLUMINENSE 1 x CORITIBA 1; GUARANI 1 x SÃO CAETANO 1; ATLÉTICO PR 0 x FIGUEIRENSE 3; VITÓRIA 6 x PARANÁ 1.

Neste domingo, LEVIR CULPI entregou o cargo de técnico do BOTAFOGO, depois da derrota do time para o SANTOS por 2 a 0.

A apresentadora ELIANA sofreu cirurgia no Hospital SÃO LUIZ, em SÃO PAULO, para retirar um cisto do ovário. Receberia alta no dia seguinte.

O pugilista FÁBIO GARRIDO, de 24 anos, entrou em cirurgia neste domingo, por volta das 22 horas, no Hospital SÃO PAULO, conforme informação de seu pai, o técnico de boxe NILSON GARRIDO. Seria feita uma drenagem de hematoma subdural no cérebro. O estado do boxeador era considerado grave. FÁBIO foi nocauteado no sábado à noite em uma luta no luxuoso HOTEL UNIQUE, nos JARDINS, por MÁRIO SOARES, o MARINHO, de 34 anos, durante a disputa pelo título brasileiro dos meio-pesados. Levado na madrugada ao hospital, à tarde seguia entubado e em coma induzido. Uma tomografia constatou o trauma craniano e a necessidade da operação. O público assistia de pé quando, no nono assalto, SOARES deu uma série de golpes (dois uppers de direita e um cruzado de esquerda). O árbitro, VANILDO DIAS DE OLIVEIRA, se aproximou para interromper  luta e quase levou um soco de raspão no queixo. Ao cair, GARRIDO bateu a parte de trás da cabeça na lona. “Ele levou os golpes do adversário mais o impacto da batida no tablado do ringue”, explicou LUIZ CLÁUDIO BOSELLI, presidente da Confederação Brasileira de Boxe. GARRIDO teve uma convulsão, vomitou, precisou receber oxigênio e ser levado de ambulância para o Hospital SÃO PAULO. FÁBIO GARRIDO tem 21 lutas e 21 vitórias, 18 por nocaute. Ele é conhecido pela sua maneira rústica de treinar, supervisionado pelo pai. MARINHO tem sete lutas e sete vitórias, sendo cinco por nocaute, sem contar a disputa de ontem. Na noite do sábado eu assisti pela televisão essa luta e realmente foi muito violento o nocaute causado pelos golpes demolidores de MARINHO.
  
Nem a fina garoa que caiu hoje sobre a Capital desanimou as 6 500 mulheres que participaram da “CORRIDA E CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA”, no IBIRAPUERA. Este ano, além de bater o recorde de participantes – foram 1500 inscrições a mais do que em 2003 – o evento arrecadou 165 mil reais. No ano passado foram 110 mil. Toda a renda será revertida para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. A largada foi dada às 9 horas pela primeira-dama do Estado, MARIA LÚCIA ALCKMIN. As caminhantes e corredoras percorreram cinco quilômetros e dez quilômetros, respectivamente, em torno  do parque. A vencedora da prova foi EDNALVA LAURIANO DA SILVA, a PRETINHA, com o tempo de 33 minutos e 28 segundos. Com a vitória, ela conquistou o tricampeonato e levou um prêmio de seis mil reais.  Prestigiaram o evento, entre várias celebridades, os atores HENRI CASTELI, THIERY FIGUEIRA, PRISCILA FANTIN, LUIGI BARICCELLI, CARLA DIAZ e NATHÁLIA RODRIGUES, e a cantora FAFÁ DE BELÉM, que também arriscou uns passos na caminhada.

O PPS definiu hoje que o deputado estadual ARNALDO JARDIM será o candidato do partido à Prefeitura de SÃO PAULO nas eleições de outubro. A decisão foi tomada na pré-convenção do PPS no HOTEL HILTON. JARDIM disputou a indicação com o deputado federal JOÃO HERRMANN NETTO.
         
A I8ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO terminou hoje com um público de 500 mil pessoas. O movimento dos onze dias da feira foi 25% maior em relação à edição de 2002, que recebeu 400 mil visitantes. Apesar do recorde do público, o último dia foi fraco em relação ao final de semana anterior e ao feriado de quarta-feira (21 de abril), quando o congestionamento na entrada chegou a 5 km. O aumento de vendas foi de 50% em relação à bienal anterior. Entre as publicações mais vendidas figuraram: AYRTON: O HERÓI REVELADO, de ERNESTO RODRIGUES e HOMEM COBRA, MULHER POLVO, de IÇAMI TIBA.

A Polícia Federal prendeu oito pessoas com 40 quilos de cocaína em três apreensões distintas no Aeroporto Internacional de SÃO PAULO, em CUMBICA, GUARULHOS, entre a tarde e a noite de sábado. A maior das apreensões foi de 28 quilos que estavam escondidos em coletes usados por três casais de sul-africanos, em malas com fundos falsos.

O júri popular condenou por homicídio triplamente qualificado e por seqüestro o pai-de-santo OSVALDO MARCINEIRO, 43 anos, e o pintor VICENTE DE PAULA FERREIRA, 54 anos, que foram acusados da morte do garoto EVANDRO RAMOS CAETANO, de 6 anos, em um ritual de magia negra em 1992. O crime, ocorrido em GUARATUBA, no litoral paranaense, chocou o País. A sentença saiu na noite de sábado, seis dias depois do início do julgamento. Os dois condenados deverão cumprir penas de 20 anos e dois meses de prisão cada um. O artesão DAVI DOS SANTOS, de 42 anos, também foi condenado por homicídio, mas absolvido da acusação de seqüestro. A pena dele é de 18 anos e quatro meses. O advogado dos acusados, ÁLVARO BORGES JÚNIOR, já afirmou que pretende recorrer da sentença e questiona a versão do juiz. O advogado deverá entrar com a apelação e com o pedido de hábeas-corpus nesta semana. Em outro processo, também respondem pelo crime CELINA e BEATRIZ ABAGGE, esposa e filha do ex-prefeito de GUARATUBA, ALDO ABAGGE, que morreu em 1995. ALDO era prefeito na época do assassinato. O Tribunal do Júri de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS as absolveu em abril de 1998. A decisão foi anulada no ano passado.

Como comemoração pelos DEZ ANOS do programa SÃO PAULO DE TODOS OS TEMPOS, da rádio ELDORADO, comandado por GERALDO NUNES, hoje os ouvintes tiveram a oportunidade de relembrar os tempos áureos dos programas de auditório. Transmitido ao vivo do auditório do GRUPO ESTADO, o programa teve a participação de entrevistados que marcaram presença nesses anos e show dos DEMÔNIOS DA GAROA. O grupo encerrou sua apresentação cantando SAUDOSA MALOCA e TREM DAS ONZE, de ADONIRAN BARBOSA, com o público de pé e pedindo bis. As entrevistas de hoje começaram com o jornalista ASSIS ÂNGELO, o primeiro entrevistado do programa, em 1994, colecionador de músicas que falam sobre a cidade. WÁLTER TAVERNA, responsável pelo bolo da comemoração dos 450 anos de SÃO PAULO, também marcou presença. No dia 1 º de maio, ele vair preparar uma pizza de dez toneladas e 450 metros em cima do ELEVADO COSTA E SILVA.

FALECEU o ex-ministro HYGINO CAETANO CORSETTI, aos 85 anos, no RIO. Entrou para a Escola Militar do REALENGO em 1939 e tornou-se coronel em 1966. Em 1960 criou o curso de COMUNICAÇÕES na ACADEMIA MILITAR DE AGULHAS NEGRAS. Em 31 de outubro de 1969 tomou posse como ministro das COMUNICAÇÕES, no governo do general EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI. Nos quase quatro anos e meio em que ficou na pasta, comandou a criação da TELEBRÁS, o lançamento da tevê em cores e a modernização dos CORREIOS. O corpo será trasladado amanhã, do MEMORIAL DO CARMO para o CREMATÓRIO DO CAJU.

FALECEU o CORONEL Ref RENATO PEREZ. Trabalhou conosco no CHOQUE durante um bom tempo. Ele comandou o 3º BPChq. Esteve também na 4ª EM/PM. Nasceu em 8 de setembro de 1931. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1950. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1954. PROMOÇÕES: 2º Tenente –24 de maio de 1956; 1º Tenente –14 de dezembro de 1960; Capitão –24 de maio de 1964; Major –15 de dezembro de 1969; Tenente-Coronel –15 de dezembro de 1975. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL.
 
Entre 500 e 750 mil pessoas, segundo os organizadores, participaram hoje, em WASHINGTON, de uma marcha pró-aborto e em defesa dos direitos das mulheres. Foi a maior manifestação sobre o tema no País desde 1992, quando 500 mil pessoas se reuniram na capital para defender a prática. A manifestação reproduziu, com gritos e ataques, as diferenças entre os eleitores do presidente GEORGE W. BUSH e simpatizantes do seu virtual opositor para a eleição, o democrata JOHN KERRY.

O governo da CHINA reconheceu hoje estar frente a quatro novos casos suspeitos da SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA SEVERA (SARS) em PEQUIM. O temor de que a doença se propague fez com que a vigilância sobre passageiros fosse reforçada nos aeroportos e estações ferroviárias. Em 2003 a SARS matou 774 pessoas –em sua maioria na CHINA– e afetou 800 em outros 30 países. A confirmação dos quatro novos casos foi feita pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um homem, sua mãe, uma tia e a mãe de uma enfermeira de 20 anos. Com estes, já chegam a seis o total e casos suspeitos na CHINA, onde 250 pessoas estão sob observação e um número ainda não revelado se encontra em quarentena.

FUNDIRAM-SE as empresas do ramo farmacêutico AVENTIS e SANOFI-SYNTHÉLABO. A franco-alemã AVENTIS aceitou a oferta de compra da companhia francesa, no valor de 54 bilhões de euros. O negócio cria a terceira maior companhia farmacêutica do mundo. Em PARIS.

O maestro húngaro CARL MELLES morreu aos 77 anos, em um hospital de VIENA. Ao longo de sua carreira, MELLES trabalhou com as filarmônicas de BERLIM e de VIENA, assim como a reestruturada Orquestra Filarmônica de LONDRES. Ele, que dirigiu concerto nos festivais de BAYREUTH e de SALZBURGO, ganhou em 1996 a Grande Medalha de Prata da ÁUSTRIA.

Neste domingo, pela GLOBO, assisto ALÉM DA LINHA VERMELHA. É um filme de 1998, dirigido por TERRENCE MALICK, com SEAN PENN, GEORGE CLOONEY, NICK NOLTE, JIM CAVIEZEL, BEM CHAPLIN, JOHN CUSACK e JOHN TRAVOLTA. Soldados americanos têm seu batismo de fogo na sangrenta batalha de GUADALCANAL, a mais intensa da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, no fronte do PACÍFICO. O filme segue, de forma fragmentada e não linear, as histórias de alguns deles para expressar o conceito filosófico do diretor sobre a guerra. O soldado pacifista que se opõe ao sargento durão, o oficial que tenta poupar seus homens e entra em choque com o superior que só pensa em resultados –o filme vive desses antagonismos fortes. Gostei dessa produção antológica.

2 005  :   SEGUNDA-FEIRA
Logo cedo recebo um telefonema do TENENTE BARRETO, conselheiro do MMDC, para estudar comigo como poderá ser a cerimônia do dia 12 de maio no CFAP. O TENENTE TASSI está entusiasmado com a divulgação do Movimento Constitucionalista para essa data. 
CORONEL MENDES mantém um contato telefônico comigo, pela manhã. Ele conta que na sexta-feira, dia 22, sua senhora, que se encontrava no sítio em ATIBAIA, caiu e trincou um osso da perna. Isso fez com que ele corresse para o hospital CRUZ AZUL e agora cuida de dona OÇAINE, não podendo comparecer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC nesta segunda e nem na terça-feira. Fará todo o possível para estar presente na Assembléia Geral Eleitoral do dia 27.
Faço um contato telefônico com ROMAGNOLI e JANAÍNA para explicar a eles como irei conduzir a MESA ELEITORAL. O ROMAGNOLI coloca-me a par das últimas disposições da juíza no processo contra a FARAH SERVICE, CLARO e SOCIEDADE. Ela intima, pela terceira vez, sob pena de desobediência e de multa diária, a colocação de iluminação no topo do obelisco. Acontece que a energia elétrica não é própria do Monumento-Mausoléu e a recebemos do Parque Ibirapuera, mais precisamente da OCA.
Por volta das 11 horas estou a caminho do centro da cidade de SÃO PAULO, hoje com temperatura amena, não mais os dias quentes dos primeiros vinte dias de abril. No MMDS, temos muitas notícias referentes a trabalho. Tudo está sob controle. Os oficiais estão atentos aos seus encargos. Único problema é o tesoureiro ter “esquecido” de pagar as taxas devidas. Hoje ele corre atrás do prejuízo. Conversamos sobre a nova modalidade de crime: os assaltos a prédios de moradia. As quadrilhas atacam nos jardins principalmente.
No BANESPA, encontro o CORONEL MENDES atrapalhado com pagamento de contas. Ele conta os detalhes do tombo que dona OÇAINE sofreu. Está correndo com seus problemas e não dá para ir até o MMDC.
Na Sociedade, com as funcionárias MÔNICA e LUCIENE acerto os detalhes da Assembléia Geral Eleitoral. O principal é colher as assinaturas dos associados presentes num livro próprio para o lançamento do Edital, Carta aos Associados, artigos do Estatuto que regulam a Assembléia, as assinaturas e depois a ATA dos trabalhos. Estudamos também a solenidade do CFAP, marcada para 12 de maio.      
Retornando mais cedo para casa, recebo um telefonema do TENENTE TASSI. Estudamos o desenrolar da cerimônia do dia 12 de maio. Ele irá se associar conosco e deverá fazer parte da ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL do dia 27 de abril.
Por volta das 21 horas, MARLENE regressa de CARAGUATATUBA, onde passou uma semana numa casa de pessoas conhecidas. Como sempre os cães e os gatos fazem uma festa com o seu retorno.

O dólar teve a quinta queda seguida, desta vez de 0,55%, para R$2,523, na menor cotação desde 31 de maio de 2002. Segundo o ministro do Desenvolvimento, LUIZ FERNANDO FURLAN, o governo estuda medidas para compensar a variação cambial em determinados setores exportadores. Uma das medidas seria a simplificação do trânsito aduaneiro.

Bando faz arrastão e leva 700 mil reais de BRUNO e MARRONE. O arrastão foi hoje de madrugada, em seis andares de um condomínio comercial WORK CENTER 5, em MOEMA, onde a dupla sertaneja tem um escritório. Entre os objetos roubados de BRUNO e MARRONE estão seis televisões de plasma – quatro delas de 42 polegadas e avaliadas em 43 mil reais cada uma – oito computadores e um carro. Na saída, ladrões levaram câmeras do circuito interno.

Zona Leste: balas perdidas matam moça e ferem garoto. BÁRBARA DE CARVALHO, de 18 anos, foi atingida quando observava uma discussão entre dois motoristas envolvidos em um acidente, na PRAÇA TIAGO FERREIRA, em SÃO MIGUEL PAULISTA. Um rapaz de quinze anos levou dois tiros. Foi a quarta morte causada por bala perdida neste ano, somente na Capital.
A polícia pediu hoje a prisão do comerciante JOSÉ RAUL DE SOUZA FILHO, de 45 anos, acusado de assassinar o empresário DOUGLAS BRIHI BEDUR, 49, com um tiro de espingarda calibre 12 na noite do dia 23, sábado. O crime, ocorrido no condomínio de luxo JARDIM BOTÂNICO, no distrito de SOUZAS, em CAMPINAS, chocou a cidade. O comerciante permanece foragido. A prisão foi pedida logo após o depoimento da empresária VERA CARREIRA, 52 anos, que é namorada de BEDUR e mora no condomínio. Foi ela quem socorreu sozinha a vítima, já que o acusado fugiu levando a mulher e dois filhos após o assassinato. A arma do crime foi achada sob um sofá da casa do acusado, que fica quase em frente à residência de VERA. O motivo do crime teria sido discussão por causa de um investimento feito pelo empresário numa padaria administrada por SOUZA FILHO.
 
O prefeito de PARACAIMA, em RORAIMA, PAULO CÉSAR QUARTIERO, decretou hoje estado de emergência no município enquanto durar o bloqueio na Rodovia BR-174, que ele mesmo ajudou a organizar, no domingo, dia 24, contra o homologação da reserva indígena RAPOSA SERRA DO SOL. A barricada impede a travessia para a VENEZUELA. Quatro policiais federais são mantidos reféns desde o dia 22 de abril, na aldeia de FLEXAL. O ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, disse que a homologação “é um fato consumado”.

Pelo menos 73 pessoas morreram e mais de 440 ficaram feridas quando cinco dos sete vagões de um trem de passageiros descarrilaram, no oeste do JAPÃO, e bateram em um edifício residencial. O acidente ocorreu às 9:30 horas locais (21:30 horas de domingo em BRASÍLIA), mas ao anoitecer de hoje os bombeiros ainda tentavam resgatar vítimas. Foi o pior acidente ferroviário do JAPÃO em mais de 40 anos. As autoridades não sabiam dizer o que causou o descarrilamento, em AMAGASAKI, a 410 km de TÓQUIO. Passageiros contaram que o trem estava com velocidade acima do normal.

ARREMATADO por 155 mil euros (cerca de 600 mil reais), mais de dez vezes o valor previsto, o que é considerado o original, assinado e autenticado pelo autor, da famosa fotografia de um casal se beijando em frente à prefeitura de PARIS, feita por ROBERT DOISNEAU como parte de um ensaio para a revista LIFE, em 1950. FRANCOISE BORNET, a mulher que aparece beijando o então namorado JACQUES CAARTEAUD, leiloou a foto, presenteada pelo autor, para financiar uma produtora de filmes. Em PARIS.

2 006  :    -    TERÇA-FEIRA
O CORONEL PAYÃO, do IV COMAR, mantém um contato telefônico comigo a respeito da Audiência do CAPITÃO GINO STRUFFALDI, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com o MAJOR-BRIGADEIRO APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, a fim de ser entregue ao Comandante do IV COMAR o ofício onde pede a indicação de dois oficiais para serem agraciados com a medalha MMDC. O PAYÃO disse que os currículos estão  sendo remetidos pelo correio. Foram indicados o CORONEL AVIADOR CARLOS ALBERTO DA ROCHA MOREIRA e o CORONEL INTENDENTE RENATO YOSHIO MORI, respectivamente Chefe do Estado-Maior e Chefe de Gabinete do Comando Aéreo Regional. Essa audiência será hoje, às 15 horas.  Em seguida, faço uma ligação telefônica para o GINO STRUFFALDI e o coloco a par desse compromisso.
ISA, da AORRPM, comunica-me que a minha Declaração de Imposto de Renda está pronto e me mandará à tarde.
Tento um contato com o TENENTE-CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, Cmt do 2º BPMM, sobre um show marcado para o dia 22 de maio, na Câmara Municipal. Até agora já lhe mandei e-mails e recados e não está havendo retorno. Não é dessa feita que o ARRUDA se pronuncia.
Somente consigo sair de casa depois das 11 horas. Passo pelo MMDC. Vou adiantando os detalhes para a visita do GINO ao IV COMAR. Ele levará um ofício de encaminhamento da CARTA AOS PÓSTEROS e do pedido oficial de indicação dos dois oficiais daquela Arma para receber a Medalha MMDC. LUCIENE está trabalhando, mas sua saúde não ajuda. Nessa época do ano temos muita coisa para fazer. O CORONEL PM Res MENDES está com o seu carro quebrado. Vem à Sociedade com o carro de sua filha. Levará o GINO ao IV COMAR. Prefiro permanecer no MMDC, pois temos muita coisa para fazer nesta tarde. O ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, o advogado ROMAGNOLI e a advogada JANAÍNA comparecem na Sociedade e me ajudam em vários detalhes. O ROMAGNOLI entrega o currículo do advogado JOSÉ CARLOS DI SISTO, indicado pela OAB/SP para receber a Medalha MMDC. O segundo escolhido é o próprio Presidente da Comissão do Resgate da Memória da OAB/SP, doutor TROMBETTI. O ROMAGNOLI recebeu telefonema do procurador JERRY, da Prefeitura, dizendo que o arquiteto OMAR quer fazer uma vistoria no Obelisco. Entro em contato, via fone, com o GENERAL BUENO. Este me diz que a Prefeitura irá fazer um pedido formal sobre essa vistoria. Deveremos aguardar a chegada desse documento.
O CAPITÃO SOBRINHO, do 2º BPE, telefona-me para dizer que amanhã cedo, às 8 horas, comparecerá na Sociedade uma equipe de pedreiros para reformar o banheiro. Isso é algo elogiável, pois essa luta ainda não acabou, muito embora os bombeiros tenham desentupido os canos. Depois ficaram os buracos na parede, que somente agora serão consertados. A funcionária LUCIENE está encarregada de comparecer na Sociedade na parte da manhã para possibilitar esse trabalho.
Recebemos hoje a visita, por volta das 16 horas, do filho do veterano PEDRO TOLEDO DA COSTA, Senhor PAULO SÉRGIO. Ele transmitira ontem a notícia da missa de sétimo dia de seu pai. PEDRO TOLEDO DA COSTA nasceu no dia 21 de fevereiro de 1915 e era um dos sócios mais antigos da Sociedade Veteranos de 1932. Faleceu no dia 18 de abril último. PAULO SÉRGIO compromete-se a ficar sócio, substituindo seu pai no MMDC.
Estamos saindo da Sociedade quando chega o CABO JOEL, mandado pelo TENENTE GELSON, dos bombeiros, para verificar o problema na instalação elétrica, pois continuamos sem energia no primeiro andar. 
Já em casa, recebo um telefonema do CORONEL PM MENDES. Comenta a visita ao IV COMAR e quer os nomes dos três homenageados do MATO GROSSO DO SUL, que receberão a medalha MMDC, pois ele pretende ir a esse Estado nos próximos dias.
Telefona-me a repórter MARIA ISABEL, do jornal GENTE. Quer ela conversar com a doutora CÉLIA MARCONDES a respeito da sentença judicial que determina a mudança do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Forneço a ela os números do telefone e do celular da advogada.
A professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM faz uma ligação telefônica comigo. Quer saber o teor da publicação no JORNAL DA TARDE, edição de 21 de abril, sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO. Um pouco antes, através de e-mail, já transmitira a ela o que foi transmitido pelo jornal. Ela quer a sentença da 3 ª Vara da Fazenda, mas até agora não me chegou às mãos. A idéia é fazer ampla divulgação da sentença, mesmo que a Prefeitura recorra. Esse é um grande trunfo que devemos valorizar.
No computador, imprimo os currículos do Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB- Seção Regional – MATO GROSSO DO SUL, AGOSTINHO GONÇALVES DA MOTA; 1º SARGENTO MARCO AURÉLIO NUNES BRASIL e 1º SARGENTO SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES. Eles estão indicados para serem homenageados com a Medalha MMDC. O CORONEL MENDES irá viajar, por esses dias, até MATO GROSSO DO SUL e levará as medalhas.    

O professor de tênis MARCELO DE ABREU, de 42 anos, está tentando obter a guarda provisória do ex-enteado, o estudante R., de 17 anos, acusado de matar a própria mãe na madrugada de sábado, no apartamento da família, no MORUMBI. “O menino precisa de representante legal até para que meu advogado possa defendê-lo”, diz ABREU. O advogado GERALDO SADRIANO está auxiliando o professor nesse trâmite.

A polícia prendeu nesta terça-feira ALEJANDRO JUVENAL HERBAS CAMACHO JÚNIOR, 34 anos, considerado a maior liderança do PCC fora das prisões. A organização criminosa é a maior que age no Estado. JÚNIOR como é conhecido, é irmão de MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, 38, o maior líder da facção. Ele foi preso em 2001 e hoje está na Penitenciária 1 de PRESIDENTE PRUDENTE. Segundo a polícia, JÚNIOR era o braço direito de MARCOLA e seria o responsável pela compra de armas para o PCC. As armas viriam da BOLÍVIA e da COLÔMBIA, junto com carregamentos de cocaína. JÚNIOR, diz a polícia, mantinha relacionamento com lideranças do CV (COMANDO VERMELHO), facção carioca. A polícia informou ainda que ele seria amigo do traficante LUÍS FERNANDO DA COSTA, 39 anos, o FERNANDINHO BEIRA-MAR.
O delegado do DENARC, FÁBIO GUIMARÃES, que fez a prisão, descreveu JÚNIOR como “inteligente e articulado”. “Ele conversa sobre tudo, menos sobre seu envolvimento com o PCC. Disse, inclusive, que não mantém nenhum contato com o irmão”. JÚNIOR foi preso sob a acusação de roubo. Ele era foragido e teria articulado a maior fuga do complexo do CARANDIRU em novembro de 2001. O acusado tem condenações em SÃO PAULO e MATO GROSSO DO SUL. As penas, juntas, chegam a 40 anos. Até hoje ele estava preso no DENARC, sob forte esquema de segurança.

Uma suicida, que fingiu estar grávida para facilitar sua ação terrorista, causou a morte de sete pessoas e deixou outras 27 feridas em COLOMBO (SRI KANKA), hoje. A terrorista (que também morreu) tinha como alvo SARATH FONSEKA, comandante do Exército singalês, que se feriu, mas não corre risco de morte.

A urbanista e ativista social JANE JACOBS, famosa por ser uma voz crítica ao desenvolvimento das cidades, morreu hoje aos 89 anos, em TORONTO, CANADÁ. Ela ficou conhecida em 1961, após a publicação de seu livro MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES AMERICANAS, que se tornou um clássico nos debates sobre planejamento urbano. Nascida nos EUA, ela se mudou para o CANADÁ, preocupada com a possibilidade de seus filhos serem convocados para a GUERRA DO VIETNÃ.
Há exatamente vinte anos, o mundo vivia o maior acidente nuclear da história. Hoje, a região que era uma das mais férteis da ex-União Soviética, parece que uma verdadeira POMPÉIA dos tempos modernos. No dia 26 de abril de 1986, uma série de erros gerou a explosão do reator número 4 da usina de CHERNOBYL. Por alguns dias, a UNIÃO SOVIÉTICA assegurava que não havia risco. Crianças foram à escola normalmente. Cinco dias depois, alguns locais organizavam o desfile de  1o. de Maio. Mas, após duas décadas, a própria região é a prova do fracasso de tentar lidar politicamente com uma catástrofe. A cidade de mais de 100 mil habitantes foi evacuada, assim como as demais numa área de 30 quilômetros. Nos vilarejos, o abandono é total. Em PRIPYAT, onde viviam 45 mil pessoas, o silêncio é protegido pelas grades de arame farpado que guardam os limites da cidade.

Milhares de judeus deram hoje o último adeus ao rabino MOSES TEITELBAUM, líder espiritual da seita ultra-ortodoxa do judaísmo SATMAR. O corpo foi sepultado no cemitério da loalidade de de KIRYAS JOEL, a 80 km de NOVA YORK. O rabino morreu na segunda-feira, dia 24, aos 91 anos, de câncer na medula, segundo o NEW YORK CITY HOSPITAL.

2 007   :     -      QUARTA-FEIRA        
NOTÍCIA DO JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO – PÁGINA A7
CASO UBIRATAN: JUSTIÇA ESCUTA TESTEMUNHAS HOJE. CORONEL FOI ASSASSINADO EM SETEMBRO.
Testemunhas de acusação da investigação da morte do CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES vão prestar depoimento hoje, a partir das 13:30 horas, no Fórum Criminal de São Paulo, na Barra Funda, zona oeste. A expectativa é de que pelo menos um dos três filhos do coronel seja interrogado pelo juiz do 1º Tribunal do Júri, ALBERTO ANDERSON.

Minhas atividades no MMDS são boas. Os oficiais estão me entendendo e colaborando, principalmente COLOMBO. VITÓRIO dá conta da parte administrativa e financeira.
Acontece que, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos ter o DIA DOS ANIVERSARIANTES, desta feita comemorando o aniversário da esposa do nosso presidente, a nossa “primeira-dama” dona DINORAH. Ela traz o bolo e salgadinhos. GINO e DINORAH também estão comemorando 68 anos de casados (a data foi 22 de abril). Estão presentes: MENDES, CANAVÓ, JAIRO PAES DE LIRA, ALDO, NACLÉRIO HOMEM, ÂNGELA, Professora MARIA ODETE.
De uma maneira simples, mas muito agradável, realizamos a homenagem aos aniversariantes. Ao mesmo tempo, também falamos de negócios. Entrego ao CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, o balancete de 2005, muito bem feito pelo DAVID. Amanhã, na reunião do Conselho Deliberativo, ele será apresentado aos conselheiros para aprovação. Comunico ao MENDES a notícia da entrega de Medalhas Constitucionalistas ao Prefeito, ao juiz, e ao Presidente da Câmara de Guarulhos no dia 1º de junho, quando a JANAÍNA será empossada como presidente do nosso núcleo naquele município.
O retorno para casa é sofrível. A DUTRA está engarrafada. Atendo um telefonema do Sr GERALDO FARIA MARCONDES assim que chego em casa. Ele quer entregar uma medalha da Sociedade a seu neto, LUIZ FERNANDO, bancário, no dia 2 de maio. A data está muito próxima. Peço a ele para telefonar ao CORONEL MENDES para ver da possibilidade de se confeccionar o diploma em tão pouco tempo. Isso fica para ser acertado amanhã. São 19:30 horas e o celular do MENDES está na “caixa postal”.

Para o gasto. Esse foi o nível do futebol apresentado pelo SÃO PAULO no dramático empate por 2 a 2 com o AUDAX ITALIANO, do CHILE, hoje, no MORUMBI. Esse empate garante o time tricolor nas oitavas-de-final da TAÇA LIBERTADORES – termina como segundo do GRUPO 2, com 11 pontos (mesma pontuação do AUDAX, mas com 7 gols de saldo contra 2). O primeiro colocado nesse grupo é o NECAXA.

A cantora CARMEN COSTA, que lançou clássicos como CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO, A OUTRA e ESTÁ CHEGANDO A HORA (versão da canção mexicana CIELITO LINDO), morreu pela manhã, no Hospital LOURENÇO JORGE, onde havia sido internada na terça-feira, com insuficiência renal e cardíaca. Aos 87 anos, ela esteve lúcida até a véspera da internação e, segundo seu neto GILBERTO JULHO, tinha planos de apresentar-se em shows como o último que fez, em 1º de abril, no SESC-POMPÉIA, no projeto SENHOR ARTISTA, com ALAÍDE COSTA, TITO MADI e o neto, também cantor. Na segunda-feira à noite, no 11º CINEPE – Festival de Cinema do RECIFE, uma cena do filme ATABAQUES NZINGA emocionou o público; justamente a que tem a participação de CARMEN COSTA, reverenciada no depoimento da atriz THAÍS ARAÚJO.
CARMEN nasceu no interior do Estado do RIO e foi descoberta aos 15 anos, por seu patrão, o cantor FRANCISCO ALVES que, numa festa, a fez cantar para os convidados, inclusive CARMEN MIRANDA. Agradou tanto que foi para o programa de calouros de ARY BARROSO. Venceu e, durante sete anos, apresentava-se em dupla com HENRICÃO (HENRIQUE FELIPE DA COSTA). Seu primeiro sucesso ESTÁ CHEGANDO A HORA, veio no início dos anos 1940. No fim da década, casou-se com um americano e mudou-se para os ESTADOS UNIDOS.
De volta ao RIO, nos anos 1950, conheceu o compositor MIRABEAU PINHEIRO, com quem viveu um romance por cinco anos e pai de sua única filha, SILÉSIA. A parceria rendeu também sucessos, como a marcha CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO (“você pensa que cachaça é água/ cachaça não é água não...”), o samba OBSESSÃO (“você levou meu sossego/ você roubou minha paz...”). Outro sucesso seu, do compositor RICARDO GALENO, é o samba-canção A OUTRA (“ele é casado/ eu sou a outra na vida dele...”), que retratava uma situação que ela nunca escondeu. “Fui a outra por cinco anos. Não me arrependo de nada”, disse CARMEN COSTA ao ESTADO em 2003, quando foi tombada como patrimônio cultural do País, uma iniciativa do deputado federal EDSON SANTOS.
Ao contrário de outras cantoras que não conseguiram passar do rádio para a televisão, CARMEN COSTA nunca parou de se apresentar. Há nove anos, com DONA IVONE LARA, LECI BRANDÃO, ÁUREA MARTINS e JOVELINA PÉROLA NEGRA (também já falecida) fez o show DAMAS NEGRAS DO SAMBA, no TEATRO JOÃO CAETANO, no RIO, com enorme sucesso. O espetáculo teve várias récitas no RIO nos anos seguintes.
CARMEN vivia em JACAREPAGUÁ, com a filha, dois netos e quatro bisnetos e viajava muito fazendo shows. Mas gravava pouco. Seu último disco, que levava seu nome, saiu em 1998 e sua última gravação foi no DVD de ELYMAR SANTOS, há dois anos. A Câmara Municipal do RIO cedeu seu saguão para o velório do corpo de CARMEN, que deverá ser cremado amanhã. 

OSAMA BIN LADEN, líder da rede terrorista AL-QAEDA, está vivo e supervisionou pessoalmente um atentado em fevereiro contra o vice-presidente dos ESTADOS UNIDOS, DICK CHENEY, no AFEGANISTÃO, afirmou hoje um chefe militar talebã. Em entrevista à TV AL-JAZEERA, o mula DADULLAH negou rumores de que BIN LADEN teria morrido e afirmou que o líder terrorista está dirigindo as operações militares em IRAQUE e AFEGANISTÃO.

A RÚSSIA despediu-se hoje do ex-presidente BÓRIS YELTSIN, enterrado em MOSCOU numa cerimônia acompanhada por líderes e personalidades de vários países. Considerado o pai da democracia russa e com participação decisiva para o fim da UNIÃO SOVIÉTICA, YELTSIN morreu aos 76 anos de insuficiência cardíaca na segunda-feira
Autoridades russa quebraram o protocolo e não realizaram o enterro de YELTSIN no Mausoléu do KREMLIN, na PRAÇA VERMELHA, onde estão LENIN e outros líderes comunistas. O atual presidente russo, VLADIMIR PUTIN, descreveu YELTSIN como o “motor da mudança irreversível” no país e prometeu manter seus objetivos.

O ator HUGH GRANT foi preso nesta quarta-feira após arremessar um pote de feijões cozidos no fotógrafo IAN WHITTAKER, que tentava flagrá-lo em LONDRES. O ator teria ainda chutado e insultado o paparazzo. Liberado após o pagamento de fiança, GRANT será julgado pelo ato. 

Na Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL na parte que se refere à Polícia Militar e tomo conhecimento da passagem para a reserva de um dos TENENTES-CORONÉIS mais antigos da Corporação (ocupava o número quatro do almanaque dos oficiais: TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO PAIM IGNÁCIO, Comandante do 9º Grupamento de Incêndio. Ele nasceu em 1º de março de 1955. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de março de 1976. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1977; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1980; CAPITÃO – 25 de agosto de 1987; MAJOR – 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1999.
Tomo conhecimento também de um e-mail vindo da Polícia Militar do CEARÁ. O Assessor Cultural e Diretor do Instituto Histórico e Cultural da PMCE solicita a Medalha CONSTITUCIONALISTA para o 1º TENENTE PM Ref RAIMUNDO MATIAS DOS SANTOS, atualmente com 92 anos de idade, como participante da Revolução Constitucionalista de 1932. O TENENTE-CORONEL PM/RR JOÃO XAVIER DE HOLANDA, Assessor Cultural, já havia entrado via fone comigo e explicado o assunto.  

2 008       :       -        SEXTA-FEIRA
O Presidente da Câmara Municipal de Osasco, Vereador Osvaldo Vergínio da Silva, o Vereador Antônio Aparecido Toniolo e a Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP, convidam Vossa Senhoria e família para participarem da Solenidade em comemoração ao lançamento da Campanha pela Paz na Cidade de Osasco, no dia 25 de abril de 2008, às 18 horas, no Plenário Tiradentes.
Av dos Autonomistas, 2.607
Centro – Osasco - SP
Nesta manhã, quando estou digitalizando minhas memórias, recebo um telefonema do CORONEL MENDES. Combinamos ir para OSASCO por volta das 16:30 horas, saindo da Rua SÃO JOAQUIM, no GRANDE ORIENTE. O GINO vai direto para esse lugar.
O IAGO, ultimamente, tem vindo cedo para nossa casa. Almoça aqui e depois vai para a escola. Ele se sente à vontade com seu avô JOÃO e com sua bisavó, LUCINDA. Passa a ser o reizinho da casa.
Procuro acertar todos os problemas pendentes no MMDS, onde se vê que apenas o CORONEL RONALDO está trabalhando. VICTÓRIO continua com problemas de saúde. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC temos alguns contatos com CÁSSIO MARTIN e outros envolvidos num acontecimento na Associação Comercial, na próxima segunda-feira, quando a Comissão nomeada pelo Coordenador da Comissão Cívica e Cultural, FRANCISCO GIANNOCCARO, reunir-se-á por volta das 13 horas para estudar o evento “DIA DA JUVENTUDE”.
Deixo o MMDC às 16 horas e vou para o GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, na Rua SÃO JOAQUIM. Ali já se encontra o GINO STRUFFALDI, no 3º andar, onde trabalha o CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, Chefe de Gabinete do GRÃO MESTRE.
O MENDES vai nos conduzir até a Câmara Municipal de OSASCO, na Avenida dos Autonomistas, 2.607. Ele vai pela 23 de Maio e pega um trânsito horroroso. Mesmo assim, com paciência, chegamos no local quando ainda não começou a Sessão Solene na Câmara.
Somos recepcionados pelo vereador OSVALDO VERGÍNIO DA SILVA, presidente da Câmara Municipal e pelo vereador ANTÔNIO APARECIDO TONIOLO, responsável pela propositura do lançamento da Campanha pela Paz na cidade de OSASCO. Também vem nos cumprimentar o Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP, WÁLTER MELO DE VARGAS, responsável pela nossa presença nesta cerimônia. Muitas pessoas estão presentes: JOSIAS ANTÔNIO JANUÁRIO FILHO, MÁRCIO JOSÉ PONTES, SARGENTO TARCÍSIO CÂNDIDO AGUIAR, MAJOR EDUARDO (2ª Região Militar), CAPITÃO GONZALEZ, TENENTE-CORONEL MARCOS MARQUES DE SOUZA (Batalhão RAPOSO TAVARES), BENTO BARBOSA CUNHA JÚNIOR, TENENTE FONTANA, TENENTE AURÉLIO, ISAIAS FERREIRA, IRINEU MIRANDA DA SILVA, EDIVAL FERREIRA, JUSCILEIDE FARIA DE SOUZA, BISPO ALFREDO TIESE, DANILO SIMÕES, CADETE JOSÉ GOMES, PASTOR NATANAEL.
Composta a mesa de trabalhos: Presidente OSVALDO VERGÍNIO DA SILVA, vereador ANTÔNIO APARECIDO TONIOLO, WÁLTER MELO DE VARGA, VICE-PREFEITO FAISSAL CURY, CORONEL MARCOS ANTÔNIO MARÍZIA (GRUPO BANDEIRANTES), canta-se o HINO NACIONAL BRASILEIRO. O presidente passa a palavra ao vereador TONIOLO (há dezesseis anos na Câmara Municipal de OSASCO) para falar da importância do lançamento da Campanha pela Paz na cidade de OSASCO. Depois fala o presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU-SP, WÁLTER MELO DE VARGAS, que discorre também sobre a Paz e sobre a Medalha “Cinqüentenário da Força de Paz do Brasil” (essa medalha nós a recebemos em solenidade no 2º BPE).
Procede-se a entrega de medalhas. O GINO STRUFFALDI, CORONEL MENDES e eu vamos receber a Medalha “TRIBUTO À FAIBRÁS”:  

ASSOCIAÇÃO FAIBRÁS
DESTACAMENTO BRASILEIRO DA FORÇA INTERAMERICANA DE PAZ EM SÃO DOMINGOS – REPÚBLICA DOMINICANA 1965/1966, SOB A ÉGIDE DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS – OEA
CITAÇÃO

CEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

Versa o presente expediente sobre concessão de honraria e sua citação.

   A Associação FAIBRÁS decidiu conceder a V. Exª a MEDALHA TRIBUTO FAIBRÁS pela dedicação efetiva aos feitos dos integrantes do destacamento.
   O FAIBRÁS, há 40 anos, atuou como Força de Paz na República Dominicana. Ao longo de 16 meses, mais de 3.000 militares brasileiros cooperaram com outros contingentes americanos para restabelecer a normalidade político-social naquele país caribenho.
   O destacamento integrou a Força Interamericana de Paz (FIP) e era constituído por um Batalhão do Regimento Escola de Infantaria (atualmente: 57º BI Mtz – Es – REI), com 840 homens e por um grupamento de Fuzileiros Navais do Batalhão RIACHUELO, composto de uma companhia reforçada, um pelotão de polícia e um grupo de apoio logístico, totalizando 270 profissionais. No dia 27 de maio de 1965, o FAIBRÁS concluiu sua concentração na capital dominicana, SANTO DOMINGO. Durante a missão os contingentes foram substituídos e, assim, o Batalhão de Fuzileiros Navais HUMAITÁ também integrou o destacamento. A Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil realizaram, com sucesso, o transporte das diversas tropas empregadas naquela ilha do Caribe.
    Ao final das operações, em 30 de setembro de 1966, o país estava pacificado e a democracia estabelecida. Na República Dominicana, os integrantes do FAIBRÁS deram mostras sobejas do alto grau de profissionalismo e do elevado senso de responsabilidade que marcam os militares de nossas Forças Armadas, além de terem levado a terras distantes e a povos necessitados, o calor humano que tão bem caracteriza a gente brasileira.
Atenciosamente,

LUÍS DE SOUZA LISBOA
SECRETÁRIO GERAL DA FAIBRÁS


FAIBRÁS

DIPLOMA DA MEDALHA DA
ASSOCIAÇÃO FAIBRÁS

Destacamento Brasileiro da Força Interamericana de Paz em São Domingos – República Dominicana 1965/1966, sob a égide da Organização dos Estados Americanos – OEA.

A Associação confere a Medalha TRIBUTO AO FAIBRÁS ao CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
pela dedicação efetiva aos feitos dos integrantes do FAIBRÁS oriundos da Marinha, Exército e Força Aérea.

RIO DE JANEIRO, RJ, 20 DE FEVEREIRO DE 2008

LUÍS DE SOUZA LISBOA
SECRETÁRIO GERAL DA FAIBRÁS

Encerrada a sessão solene, vamos para um coquetel onde há uma verdadeira confraternização entre os participantes do evento. Somente depois das 22 horas é que vamos deixar OSASCO.
CORONEL MENDES ainda leva o GINO até sua residência, onde dona DINORAH está esperando, preocupada, o marido. Somente por volta das 23:30 horas. Não é preciso dizer que cheguei muito tarde em casa.

A escritora ZÉLIA GATTAI, de 91 anos, deveria ser submetida hoje a uma traquestomia. O procedimento foi suspenso porque, segundo seu médico, o cardiologista JADELSON ANDRADE, a escritora apresentou melhora significativa na respiração e no quadro geral de lucidez.

Morreu hoje aos 63 anos o jornalista e empresário DEMÓCRITO ROCHA DUMMAR, diretor-presidente do grupo de comunicação “O POVO”, um dos maiores do CEARÁ. Neto de DEMÓCRITO ROCHA, fundador do jornal “O POVO”, era bacharel em Direito pela Universidade do CEARÁ. Também por vários anos integrou a Diretoria da Associação Nacional de Jornais.
DUMMAR começou a trabalhar no jornal “O POVO”, aos 17 anos, tendo passado por vários setores da empresa. Estava na presidência do grupo desde maio de 1985. O jornalista ocupava atualmente a cadeira de suplente do Conselho de Administração da ANJ, cujo titular é sua filha, LUCIANA DUMMAR. O conselho é composto por membros de 20 empresas jornalísticas, com titular e suplente casa, e seu presidente é eleito entre os membros da ANJ. No biênio 2004-2006, foi um dos vice-presidentes da entidade. O corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa do CEARÁ.

Em seu segundo depoimento no 9º DP (CARANDIRU), ALEXANDRE NARDONI, de 29 anos, não conseguiu explicar como o vômito de sua filha ISABELLA, de 5 anos, foi parar na camiseta que usava no dia em que a menina foi jogada do 6º andar do Edifício LONDON, na VILA ISOLINA MAZZEI. Da mesma forma, a madrasta, ANNA CAROLINA JATOBÁ, de 24 anos, não tinha uma explicação para o sangue de ISABELLA encontrado em seu sapato.
Os depoimentos do casal, no dia 18, foram divulgados hoje pelo JORNAL NACIONAL, da Rede GLOBO. Segundo a reportagem, o interrogatório de ALEXANDRE, que demorou 8:39 horas começou num tom leve, em que ele fala sobre o comportamento de ISABELLA e do bom relacionamento entre eles e com ANNA CAROLINA, sem brigas ou ciúmes. Depois, repetiu sua versão sobre o crime.
Foi quando o interrogatório tomou outro rumo. Os delegados CALIXTO CALIL FILHO e RENATA DA SILVA PONTES apresentaram provas técnicas que indicam o envolvimento do casal no assassinato da garota. Questionado se sua camiseta se encontrava suja no dia do crime, o pai afirmou que não. Foi quando surgiu a informação sobre o vômito encontrado em sua camiseta.
No depoimento, ele diz que em momento nenhum viu sua filha vomitando, ainda em vida. O vômito foi uma reação natural do organismo, após a garota ter sofrido o processo de asfixia, mediante esganadura.

O traficante RONALDO DIAS BARSOTTI DE FREITAS, NALDINHO, ganhou as ruas há 13 dias. Preso desde junho de 2005, NALDINHO foi beneficiado por um hábeas corpus impetrado na Justiça por seu advogado EDUARDO ELIAS. No pedido, o advogado alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo, ou seja, a defesa alegou ter extrapolado o tempo em que uma pessoa deve ficar presa aguardando seu julgamento. “Ele ficou dois anos e 10 meses na cadeia aguardando o julgamento. É muito tempo”, alegou ELIAS.
Preso com outras dez pessoas, entre elas o filho de PELÉ, ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o EDINHO, NALDINHO foi acusado de ser chefe de um esquema de tráfico de droga que movimentaria cerca de uma tonelada de cocaína por mês. De acordo com a polícia, a droga era trazida da COLÔMBIA e distribuída na Favela da ROCINHA, no RIO DE JANEIRO, além de SÃO PAULO e MINAS GERAIS.
Na época de sua prisão, o traficante era dono de uma concessionária de veículos na zona leste onde foram apreendidos mais de 40 automóveis.
No final de 2005, o filho de PELÉ conseguiu a liberdade no processo que o acusava de associação para o tráfico de drogas. Três meses depois, no entanto, o ex-goleiro foi preso novamente. Dessa vez acusado de lavar dinheiro para traficantes da Baixada Santista.
Em dezembro de 2006, o Supremo Tribunal Federal deferiu um pedido de hábeas corpus impetrado pela defesa do ex-goleiro. Os advogados alegavam constrangimento ilegal por falta de provas contra ele.

Por quase nove horas, o entregador CARLOS PEREIRA DE OLIVEIRA, de 27 anos, manteve três pessoas reféns, entre elas a ex-mulher ROSINETE JESUS SILVA, de 18, no banheiro de um metro quadrado da esfiharia TURCO, no TATUAPÉ, na zona leste. Na negociação com a PM, CARLOS deu dois tiros para o alto e acabou preso após se entregar. Um refém foi libertado antes, após passar seis horas rendido.

A agência estatal de notícias XINHUA anunciou hoje que membros do Partido Comunista da CHINA vão se encontrar com representantes do DALAI LAMA nos próximos dias, numa inusitada mudança de estratégia que foi celebrada por governos e entidades de direitos humanos de todo o mundo. Analistas internacionais, no entanto, encaram o anúncio com cautela. E tentam descobrir se é um efetivo movimento de PEQUIM na direção do diálogo por mais autonomia para o TIBETE, ou se não passa de uma jogada de relações públicas de um governo pressionado às vésperas de um evento esportivo de repercussão internacional, as olimpíadas.    

A cantora britânica AMY WINEHOUSE, de 24 anos, foi presa hoje em LONDRES, acusada de ter agredido um homem de 38 anos. O incidente ocorreu depois de ela ter sido expulsa de um bar em CAMDEN, no norte da capital inglesa. Ela compareceu espontaneamente à polícia, sendo detida para ser interrogada. Sua chegada à delegacia foi acompanhada por diversos paparazzi e repórteres. Mas a cantora não fez nenhum comentário à imprensa.
Segundo jornais ingleses, um homem disse que foi atingido ao entrar na frente da cantora, que jogava sinuca em bar de CAMDEN. E supostamente deu uma cabeçada em outro que tentava arranjar um táxi para ela, nas primeiras horas da quarta-feira, dia 23.
A visita à polícia aconteceu no mesmo dia em que marido, BLAKE FIELDER-CIVIL, de 25 anos, compareceu no tribunal de SNARESBROOK CROW. Ele é acusado de tentar dificultar o trabalho da Justiça e causar sérios danos corporais a um homem durante uma briga. BLAKE nega as acusações.

2 009     :       -      SÁBADO
Um resfriado deixa-me “derrubado” neste sábado. Bastante desanimado, leio os jornais pela manhã e, pela Internet, vejo no Diário Oficial a transferência para a reserva dos TENENTES-CORONÉIS LUIZ DIAS FILHO (do CPA/M-10) e MARCO AURÉLIO SOARES ARANHA (do CPM).
LUIZ DIAS FILHO nasceu em 4 de dezembro de 1959. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. Promoções: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1985; MAJOR – 24 de maio de 2003; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2006.
MARCO AURÉLIO nasceu em 1º de fevereiro de 1960. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITAO – 25 de agosto de 1992; MAJOR – 24 de maio de 2004; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2008.

Tomo conhecimento, através do GRUPO BARRO BRANCO, pela Internet, que faleceu hoje, vítima de um infarto, o MAJOR PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA CORTE BRILHO. Nasceu em 12 de janeiro de 1963. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2006.

Notícias alarmantes sobre DILMA ROUSSEFF também estão circulando pela Internet:

Dilma Rousseff (arquivo)
A ministra preferiu não falar sobre uma possível candidatura à presidência em 2010. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou neste sábado em São Paulo que deve passar por um tratamento contra câncer no sistema linfático, depois que foi retirado um tumor de dois centímetros de sua axila.. Em entrevista coletiva no Hospital Sírio Libanês, a ministra afirmou que foi detectado um nódulo, que já foi retirado. Exames posteriores detectaram que o nódulo era o único foco da doença em seu organismo. Segundo os médicos o tratamento de quimioterapia preventiva, para evitar o aparecimento de novos nódulos, deve durar quatro meses. A ministra passou por uma cirurgia de implantação de um cateter de longa permanência embaixo do braço, para facilitar o tratamento de quimioterapia. Durante a entrevista em São Paulo, Dilma afirmou que, apesar da quimioterapia, seu ritmo de trabalho seguirá inalterado. "Vou manter minhas atividades no mesmo ritmo. Não há uma incompatibilidade entre o trabalho e tratamento. Esse tratamento não implica que eu tenha que me retrair ao deixar de comparecer à minha atividade. Acredito até que vai ser um fator para me impulsionar." Agradecendo aos médicos e funcionários do hospital, a ministra afirmou que se sente "muito segura" em relação à sua recuperação, mas admitiu que o tratamento não será fácil. "A quimioterapia é sempre algo muito desagradável, mas como tantas mulheres e homens que enfrentam esse desafio e superam, tenho certeza que nesse caso vou ter um processo de superação dessa doença", afirmou.Os médicos afirmaram que como o linfoma está em estado inicial, o tratamento não é considerado agressivo. A perspectiva para o tratamento é a "melhor possível", mais de 90% de chances de recuperação segundo o médico Roberto Kalil Filho, cardiologista de Dilma. Dilma Rousseff está cotada para ser a candidata do PT nas eleições presidenciais de 2010, contando inclusive com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, na entrevista coletiva deste sábado, a ministra preferiu não tocar no assunto repetindo a frase que já disse em entrevistas anteriores, de que não responde a perguntas sobre este assunto "nem amarrada".
'Surpreso'
Em Washington, onde participa da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro da Fazenda Guido Mantega contou que recebeu a informação na manhã deste sábado. ''Fiquei surpreso, evidentemente, mas conheço bem a Dilma. Sei que ela é uma grande lutadora, e ela tem vencido os desafios e batalhas, é mais um desafio, uma batalha que ela vai vencer com facilidade - facilidade não, porque sempre combater um linfoma não é algo que seja fácil, mas ela tem uma garra e a determinação e ela vai superar isso com as suas qualidades." Indagado se ele acredita que a condição da ministra-chefe da Casa Civil poderá abalar a sua provável candidatura à presidência, Mantega afirmou: ''Não acredito que afete, porque, até onde eu sei, é um problema que está sob controle. Tenho a certeza e a segurança que isso não vai afetar a vida política dela, não vai afetar a ação dela no governo." Tanto o governo quanto a oposição se mostraram surpresos com a notícia. O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana, disse que é "inapropriado" falar de política nesse momento. "Não é hora de falar de eleição. É um momento que exige solidariedade. Além disso, o diagnóstico foi precoce, o que aumenta muito as chances de cura", disse Fontana. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, também afirmou ser "inadequada" uma discussão política e que ainda trabalha com a possibilidade de a ministra ser candidata em 2010.
Com a Câmara asfixiada por escândalos provocados pelo uso inadequado de dinheiro público e por medidas provisórias que impedem seu trabalho regular, o Presidente da Casa, MICHEL TEMER, enfrenta um embate na terça-feira, dia 28, que pode resultar em seu enfraquecimento político. Um dos expoentes peemedebistas e nome cotado para ser o vice da ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, na sucessão presidencial em 2010, TEMER corre o risco de ser desautorizado pelo plenário da Casa na votação do projeto de resolução proposto para acabar com a farra das passagens aéreas. TEMER anunciou medidas restritivas na semana passada, mas será desafiado no plenário com emendas para afrouxar as regras.

O clima em RORAIMA é de expectativa. Vence na quinta-feira, dia 29, o prazo dado no mês passado pelo Supremo Tribunal Federal para que todos os moradores não-índios da Terra Indígena RAPOSA SERRA DO SOL deixem a área pacificamente. Até hoje, porém, grandes fazendeiros que ali plantam arroz não haviam conseguido retirar todas as máquinas, equipamentos e outros pertences de suas fazendas. A Polícia Federal e a Força de Segurança Nacional, que estão de prontidão na região, com um contingente de 140 homens, receberão na segunda-feira, dia 27, um reforço de mais 160 policiais.

A polícia localizou o revólver calibre 38 utilizado no assassinato da oficial de Justiça SANDRA REGINA FERREIRA, de 49 anos. A arma foi encontrada no final da tarde de ontem, embaixo de um FUSCA abandonado perto do local do crime. Hoje, também foram detidos dois suspeitos de serem cúmplices do assassino. SANDRA foi morta com nove tiros na manhã de quinta-feira, dia 23, pelo ajudante-geral REINALDO DO CARMO GUERREIRO, de 31 anos. O crime ocorreu no JARDIM SANTA EDWIGES. Ela havia ido entregar um mandado de busca e apreensão de uma moto ao ajudante-geral por volta das 10:30 horas. GUERREIRO entrou em casa e voltou com um revólver, já atirando. SANDRA foi alvejada dentro de seu carro, ainda com o cinto de segurança. Ele foi preso instantes depois.

PONTE PRETA e BARUERI disputaram nesta noite, em CAMPINAS, o primeiro jogo da decisão do Título do Interior. E deu PONTE: 2 a 0. A equipe campineira agora pode até perder por 1 a 0 no próximo sábado, em BARUERI, para levantar a taça. Campeã do Interior no ano passado, a PONTE PRETA precisa vencer ao menos por dois gols de diferença a partida de volta para conquistar o bicampeonato – ela tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais por ter realizado a melhor campanha na primeira fase.

O espanhol DAVID FERRER, 13º do ranking mundial, bateu o chileno FERNANDO GONZÁLEZ e enfrentará RAFAEL NADAL na final do ATP DE BARCELONA. O número 1 do mundo confirmou seu favoritismo e derrotou o russo NIKOLAY DAVIDENKO com facilidade por 2 sets a zero. Os dois espanhóis repetem a decisão do torneio do ano passado quando NADAL venceu.

Piratas somalis seqüestraram um cargueiro alemão com capacidade para 31 mil toneladas de grãos no GOLFO DE ADEN. Os 17 tripulantes da embarcação não estão feridos, afirmou hoje um representante da marinha do QUÊNIA. O MV PATRIOT, com bandeira de MALTA, é administrado pela BLUMENTHAL JMK de HAMBURGO, ALEMANHA. Gangues marítimas mantém mais de 250 reféns e já fizeram milhões de dólares cobrando resgates, o que eleva custos dos seguros.

Deu zebra no deserto. TRULLI é o pole, BARRICHELLO fica em sexto e MASSA larga em oitavo. Depois de quatro anos, a TOYOTA terá um carro na pole position. De quebra, a equipe japonesa garantiu as duas primeiras colocações com JARNO TRULLI e TIMO GLOCK no treino de hoje, em SAKHIR, no BAHREIN. A terceira colocação ficou com SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL. A quarta etapa do MUNDIAL DE FÓRMULA 1 será amanhã, às 9 horas, com Rede GLOBO ao vivo. O brasileiro mais bem colocado foi RUBENS BARRICHELLO, da BRAWN GP, com o sexto posto. No dia em que completou 28 anos, FELIPE MASSA terminou em oitavo. NELSINHO PIQUET decepcionou e ficou em 15º lugar.

2 010     :         -     DOMINGO
Preocupo-me com os eventos de 23 e 25 de maio. Não tanto com 23, pois o planejamento cabe à PMESP, mas sim com o do dia 25, onde o patrocínio é do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial.
Recebo as seguintes mensagens neste domingo:
JOSÉ D´AMICO esclarece seus trabalhos depois do encontro do dia 23 e dá outras sugestões:
Queridíssimo coronel Ventura,
Que maravilhoso, para não dizer mágico, um momento como esse que o senhor vivenciou! O senhor colheu um dos aspectos mais positivos que essa ferramenta que é a internet nos proporciona ! Fico muito feliz com essa alegria de nostalgias colhidas nesse almoço sentimental .
Vou convidar o Poeta e farei o possível para que ele compareça na quarta.
Sobre o Grupo Nove de Julho, fiquei tentando, das 14h00 às 18h00 do sábado, contato com a sede, no horário em que as tropas lá se reúnem, porém, sem sucesso, o que me preocupou muito.
Aí pensei, coronel, por que não direcionarmos a homenagem para a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL (UEB), sempre na contextualização da participação do movimento escoteiro em 1932?
Se houver receptividade da parte da entidade, poderíamos pedir que uma representação de cada grupo escoteiro compareça no dia 25, com escudo ou bandeira respectiva, o que poderia aumentar sobremaneira a chance de colocarmos mais gente no auditório. O que o senhor acha? É claro que teríamos de checar se a UEB também não ganhou a medalha... (que falta que faz o livrão de registros nessa hora...)
Aguardo, ansioso, sua sempre orientadora resposta,
Abraços constitucionalistas,
Recruta D'Amico
Mando esta mensagem para o D´AMICO:
Já estou tentando há dias um contato com o ÁLVARO TAVARES, da União dos Escoteiros do Brasil, mas ele ainda não respondeu aos meus e-mails.
Problema de medalha é algo muito complicado. Ainda não sei como o CORONEL MENDES irá entender essa situação. Sinceramente esse e um ponto negro para mim. Mas surgiram complicadores depois da reunião. O RICARDO DELA ROSA manifestou-se com muita propriedade, já que está nos ajudando muito, interessado em receber a Medalha MMDC. E como ficaria aquela senhora que cuida do acervo do IPT vendo que os outros serão condecorados e ela não. O GIANNOCCARO ofereceu três medalhas e já temos quatro nomes, ou talvez cinco. Caso os escoteiros não se manifestarem, o que sinto muito, não iremos condecorar ninguém deles.
Voltando a um momento bem mais recente. CAMILA sugeriu que o poeta PAULO BOMFIM faça uma poesia para o casal DINORAH - GINO. Será que isso é possível? Caso o poeta não compareça, fato que também lamentaria, você poderia ser o portador da poesia e a leria no momento da festa do DIA DOS ANIVERSARIANTES.
Veja, caro JOSÉ, que a semana entrante deverá ser decisiva para vários pontos que ainda estão duvidosos, até mesmo dentro da Sociedade.    

CAMILA se manifesta da seguinte maneira:
Olá, Cel Ventura!
Meus pais deram uma sugestão que achei bem bacana para homenagear a Sra. Dinorah e o Gino no Dia dos Aniversariantes.
Será que conseguimos que o Paulo Bomfim escreva algo para eles e declame no dia?
E também, não sei se é viável, se conseguimos chamar um Padre (talvez o da Sé ou o que fez o evento da Revitalização para dar uma benção ao casal.
Acho que eles iriam ficar emocionados! Seria bem especial!
O que acha?
Abraços!
Camila
RESPOSTA À CAMILA:
ESTIMADA CAMILA
Essa situação da outorga das medalhas é algo que está me deixando preocupado e deveremos decidir as pendências na semana que vem. Encaminhei ao GINO a mensagem do RICARDO DELLA ROSA, onde ele pede a Medalha, com justa razão, pois está desenvolvendo um trabalho excepcional. O D´AMICO acaba de me mandar um e-mail onde diz que não conseguiu localizar o encarregado do GRUPO 9 DE JULHO e sugeriu que a Medalha seja direcionada para a União dos Escoteiros do Brasil. Mas tenho mandado e-mails para eles e não obtive resposta até agora. E como fica a situação de dona CRISTIANE ALVES SOUZA, responsável pelo acervo do IPT e que também está nos ajudando?
Quanto ao padre para abençoar o casal como faríamos? Vocês conhecem quem poderia fazer isso? Seria algo que surpreenderia o GINO e dona DINORAH sobremaneira. Mas e o coração do presidente, será que não seria abalado?
Em 25 de abril de 2010 13:52, Camila Giudice escreveu:
Cel. Ventura,
Boa Tarde!
No caso, conforme o e-mail da resposta que lhe encaminhei do Aguinaldo ele não recebeu. Será que não teria como encaixar o Ricardo ou um dos indicados para recebera a medalha no dia 23/05? Ainda mais se seguirmos a sugestão do D'Amico de condecorar a Pessoa Jurídica do Centro Acadêmico IX de Agosto, a medalha que iria ser outorgada ao Diretor deles poderia ser para outra indicação (no caso um dos 4 indicados para o 25/05 ou para o Ricardo). O que acha? Foi uma idéia que surgiu quando verifiquei os dois e-mails.
Abraços!
Camila  
25ABRIL2010 O CORONEL GERALDO DÁ A NOTÍCIA DA MORTE DO CORONEL PM Ref JOSÉ EUZI CORREA LIMA
Acabo de receber a notícia do falecimento de um velho companheiro,
O Maj Ref PM José Euzi Corrêa Lima, aspirante de 1957.  
Vítima de alguns AVCs nos últimos anos, encontrava-se muito mal de saúde.
Paz a sua alma!

Por um momento, o futebol-arte foi do SANTO ANDRÉ e não do SANTOS. Mas, quando a ordem se estabeleceu no PACAEMBU, os MENINOS DA VILA trataram de mostrar quem era o dono do espetáculo. A vitória por 3 a 2 no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista confirmou o favoritismo santista e deixou o time com uma mão na taça. No próximo domingo, no mesmo estádio, o título chega até com derrota por um gol de diferença.

O tenista espanhol FERNANDO VERDASCO, 9º colocado no ranking mundial, conquistou hoje o ABERTO DE BARCELONA ao vencer o sueco ROBIN SODERLING. Com estilo de jogo sólido, baseado sobretudo na efetividade de seu saque, VERDASCO levou a melhor sobre um instável SODERLING. Com essa vitória, VERDASCO se tornou o 20º espanhol a ganhar em BARCELONA, sucedendo no histórico de vencedores do torneio o atual número 3 do ranking mundial, RAFAEL NADAL, campeão das últimas cinco edições.
No auditório do IBIRAPUERA aconteceu o show em homenagem ao centenário de ADONIRAN BARBOSA (1910-1982). O momento mais emocionante foi quando ERNESTO PAULELLA, de 95 anos, subiu no palco e soltou a voz. ERNESTO é aquele que convidou ADONIRAN para um samba lá no BRÁS. O público, que estava sentado na grama do parque, levantou, fez coro e se emocionou. No palco, JAIR RODRIGUES, DEMÔNIOS DA GAROA, PATTY ASCHER, NANDO REIS, ROGER, do ULTRAJE A RIGOR, VÂNIA BASTOS e LÍNGUA DE TRAPO deram suas contribuições. No set list, grandes sucessos: “TIRO AO ÁLVARO”, “BOM DIA TRISTEZA” e muitas outras. A música mais famosa de ADONIRAN, “TREM DAS ONZE”, encerrou o show, com direito a bis e a acompanhamento em peso pelo público.

O setor de inteligência do Exército interceptou na semana passada o telefonema de um integrante do PCC de dentro da Penitenciária de MIRANDÓPOLIS, a 594 km de SÃO PAULO, ordenando ataques a bases policiais e delegacias no litoral Sul paulista. A ação, que teria sido chamada de ‘OPERAÇÃO ARMAGEDON’ pela facção, seria em represália à morte do parente de um líder do crime organizado em confronto com a PM. O criminoso seria um primo de MAROS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, apontado pela polícia como principal chefe do PCC.
“Um integrante do PCC morreu em tiroteio em março, quando se preparava para roubar caixas eletrônicos. Apreendemos muitas armas”, confirmou o MAJOR PM JOSÉ MESSINA FILHO, Comandante do Batalhão em GUARUJA.
Na ligação, ouvida pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Santos, os bandidos falavam ainda sobre um sítio em SANTOS onde estariam guardados fuzis. A informação foi repassada à cúpula da Segurança Pública do Estado e à Polícia Federal na sexta-feira e confirmada à reportagem por policiais do Departamento de Polícia Judiciária, que comanda a Polícia Civil no litoral, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC) e Polícia Militar. Oficialmente, o Exército e a Secretaria da Segurança Pública negam o fato. “O Exército não é órgão de segurança pública, não fazemos guerra eletrônica (escutas)”, disse o Comandante da Brigada Antiaérea, GENERAL LUÍS ANTÔNIO DOS SANTOS. A Secretaria da Segurança diz que o reforço das Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) na região, após mais de 17 assassinatos é para “transmitir sensação de segurança à população”.
“Foi uma reação em cadeia coordenada pelo crime organizado”, disse o delegado SÉRGIO LEMOS NASSUR, de GUARUJÁ, referindo-se aos últimos assassinatos ocorridos na cidade.   

A um dia de perder a legenda para disputar a Presidência da República, o deputado CIRO GOMES transformou-se em alvo de fogo amigo do próprio PSB. Em retaliação às críticas desferidas pelo deputado ao Presidente LULA e ao PSB, integrantes da cúpula partidária defendem que CIRO perca os cargos que possui no governo. Na mira dos dirigentes socialistas está a Secretaria dos Portos, que tem status de ministério, sob o comando de PEDRO BRITO, homem de confiança de CIRO GOMES. A Secretaria dos Portos comanda sete Companhias Docas pelo BRASIL e foi criada pelo presidente LULA em 2007, para atender à reivindicação do PSB de mais espaço no governo.

As novas pistas da MARGINAL TIETÊ completam em 27 de abril um mês de operação e, pelo menos por enquanto, contrariam as previsões mais pessimistas, que apontavam que os benefícios seriam perdidos nesse período. Balanço da CET – que será divulgado nesta semana – aponta que a via teve redução de 44% na lentidão. Por outro lado, aumentou o número de carros na MARGINAL, possível indicativo de saturação no futuro.
As pistas centrais da MARGINAL DO TIETÊ foram inauguradas em um sábado, dia 27 de março. Os efeitos no trânsito da capital, no entanto, não podem ser atribuídos exclusivamente a elas, uma vez que o Trecho Sul do RODOANEL ficou disponível menos de uma semana depois. O conjunto das duas obras – que totalizaram quase 7 bilhões de reais – aponta redução de 28% nos congestionamentos de toda a cidade.

Centenas de iranianos celebraram hoje o aniversário de 30 anos de uma tentativa frustrada de resgate de reféns americanos ocorrida na Embaixada dos EUA em TEERÃ, em 1980. A investida ficou conhecida como OPERAÇAO GARRA DE ÁGUIA e é tida como um dos maiores constrangimentos do Exército americano de todos os tempos.
Em novembro de 1979, após a Revolução Iraniana, estudantes tomaram a embaixada e capturaram 66 americanos. Em abril de 1980, a CASA BRANCA autorizou um plano para resgatá-los. No entanto, uma série de falhas técnicas nos helicópteros terminou em tragédia: um modelo RH-53D se chocou com um dos aviões de resgate, matando oito pessoas.
Posteriormente, os iranianos libertaram 14 reféns, mas 52 permaneceram 444 dias presos na embaixada. Para analistas, o fracasso do resgate custou ao democrata JIMMY CARTER sua reeleição. Ironicamente, no dia da posse do novo presidente, RONALD REAGAN, em 20 de janeiro de 1981, a crise terminou com a libertação dos últimos reféns.

A rede terrorista Al-QAEDA confirmou hoje a morte de dois de seus principais líderes no IRAQUE: ABU HAMZA AL-MUHAJIR e ABU OMAR AL-BAGHDADI. Ambos foram mortos no dia 19, em uma operação conjunta entre tropas do IRAQUE e dos EUA. Em comunicado divulgado hoje em um site muçulmano, o grupo expressa seu pesar pelo “martírio” de seus dirigentes, descritos como “heróis”.  

A Guarda Revolucionária do IRÃ testou hoje cinco mísseis, durante jogos de guerra em um dos principais canais de escoamento de petróleo do mundo. Um comandante alertou os inimigos da República Islâmica que se arrependeriam de qualquer ataque. As unidades navais da Guarda dispararam os mísseis contra um alvo, sem deixar claro se são mísseis recém-criados.

2 011       :           -         SEGUNDA-FEIRA
Tenho uma consulta marcada com o 1º TENENTE PM Méd FILIPE MINZON RODRIGUES, no Centro Médico, às 11 horas. Trata-se da operação da hérnia inguinal esquerda, que me acompanha há mais de ano. Faço o “passeio” até o Centro Médico pela manhã, aonde chego um pouco depois das 10 horas. O doutor MINZON me atende no horário marcado. No exame dos resultados colhidos no sangue ele nota uma alteração na creatinina e quer que eu passe pelo nefrologista, para avaliação. A operação fica marcada para 13 de julho, devendo me internar na noite de 12 de julho.
Essa demora se dá porque o doutor MINZON estará afastado do Centro Médico nos meses de maio e junho. Talvez até seja melhor assim, pois passarão as datas principais da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – 23 de maio e 9 de julho.
A consulta com o doutor VINÍCIUS, nefrologista, será realizada no dia 25 de maio. Ainda no Centro Médico encontra um antigo companheiro do velho Batalhão de Guardas, que me reconhece dos tempos em que eu era tenente e dava aulas naquele batalhão, nos anos 1963/1964/1965. Também encontro o velho JOSIAS, da antiga Companhia do Choque do DEOPS. Ele passou para a reserva em dezembro de 1980.
Saio do Centro Médico por volta do meio-dia. Vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Aproveito o tempo para cuidar da atualização do dia 25 de abril, bem como da impressão das páginas de minhas memórias relativas a essa data. 
Encerro nesta tarde a avaliação das monografias da OAB/SP que chegaram às minhas mãos neste mês de abril. São elas:
OAB/SP  MONOGRAFIAS 2010
AVALIAÇÃO DAS MONOGRAFIAS EM ABRIL DE 2011.
1 - MARCILIO DIAS PEREIRA JÚNIOR
UTOPIA REALIZÁVEL
Nasceu em 14 de abril de 1942
Endereço residencial: RUA BORACÉIA, 775
CATANDUVA – CEP: 15800 040
FONE: 17      35222293           FAX: 17     35239690
CELULAR: 17  91130610

2 - SORAYA GULHOTE KUHLMAN
OS ARAUTOS DE 32
Nasceu em 21 de fevereiro de 1972
Endereço: RUA JUARI, 552 JARDIM SABARÁ
SÃO PAULO CEP: 04446 160
FONE: 3481 7773
             7674 6358

3 - DIEGO MORENO GONÇALES
CONTEÚDO HISTÓRICO, JURÍDICO E DEMOCRÁTICO DA PRIMEIRA GUERRA CIVIL BRASILEIRA
Nasceu em 22 de agosto de 1984
Endereço: Travessa 23 A, nº 16 – bairro CENTREVILLE
SANTO ANDRÉ     CEP: 09120 176
FONE: 4978 1452
CELULAR: 9853 3500
               Constitucionalista.dmg@bol.com.br

4 - DALTON TRIA CUSCIANO
LIÇÕES DE 1932 – PRO BRASLIA FIANT EXIMIA
Nasceu em 18 de dezembto de 1984
Endereço: RUA OSCAR FREIRE, 708 JARDINS
SÃO PAULO       CEP: 01426 000
FONE: 7474 6087

5 - DANIEL ZANETTI MARQUES CARNEIRO
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 – A BUSCA DA DEMOCRACIA COMO GARANTIA DE PAZ E PROGRESSO SOCIAL
Nasceu em 5 de agosto de 1978
Endereço: RUA ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, 200
TAUBATÉ – CENTRO -     CEP: 12030 080
FONE:   12        3026 5040 (RES)