quarta-feira, 25 de maio de 2011

O UNIVERSO DO POETA PAULO BOMFIM

O UNIVERSO DO POETA PAULO BOMFIM


O Palácio do Horto, residência de verão do Governador do Estado de São Paulo desde 1949, está localizado no coração de uma das mais importantes florestas nativas urbanas do mundo. Seu jardim de árvores centenárias abriga diversas espécies de animais, como tucanos, macacos, garças e capivaras.



Este santuário ecológico acolhe uma edificação construída na década de 1930, que apresenta uma fachada em estilo marcadamente neocolonial acrescida de elementos e detalhes arquitetônicos das casas de campo européias. Seu interior conserva mobiliário, louçaria, objetos artísticos e pinturas que integram o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios.

Assim como o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, e o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, este patrimômnio, além de sua função residencial é, também, desde 2008, um espaço que cumpre seu papel de museu aberto ao público, preservando e valorizando as coleções por meio de exposições.

Sendo esta uma casa-museu, seus ambientes estão decorados conforme o cotidiano de uma residência. Na sala de jantar, estão reunidas louças que formam um serviço de mesa composto de peças de porcelana. Na parte superior da casa, alguns dormitórios registram a riqueza estética dos móveis e objetos produzidos a partir do século XVIII.

O universo de relações pessoais e afetivas do “príncipe dos poetas brasileiros”, Paulo Bomfim, estará em exposição a partir do dia 21 de maio até 14 de agosto de 2011, com objetos, documentos e fotografias do acervo pessoal do artista, além de 25 obras que integram a coleção de Arte Moderna do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil.



Companheiros do Conselho Cívico

Repasso a todos as fotos da abertura da exposição "O Universo do Poeta", constantes do site oficial do poeta Paulo Bomfim, que se realizou no Palácio do Horto. A exposição vai até o mes de agosto. Vale muito a pena comparecer, não só pela exposição em si que está maravilhosa, mas pelo belo passeio ao local, aproveitando para respirar o ar puro da serra da Cantareira!



http://www.paulobomfim.com/Palcio-do-Horto---SP.html



Saudações,



Pedro Paulo.





PAULO BOMFIM

O UNIVERSO DO POETA

Exposição no Palácio do Horto

21 de maio a 14 de agosto de 2011

Horário de visita: de quarta a domingo,

das 9 às 15 horas (de hora em hora).

Palácio do Horto - Rua do Horto, 931 - Horto Florestal - São Paulo/SP

Entrada Franca. É necessário agendamento no site para grupos acima de 10 pessoas (tel: 2193-8282 - e-mail: monitoria@acervo.sp.gov.br)

Exposição produzida pela equipe da Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios.