quarta-feira, 27 de julho de 2011

SOLENIDADE DO 79º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 NA CORREGEDORIA PM

Solenidade Alusiva ao 79º Aniversario da Revolução Constitucionalista de 1932.

28 de julho de 2011 às 10 horas na Corregedoria da Policia Militar do Estado de São Paulo.


No dia 25 de agosto de 2000, neste pátio da Corregedoria PM, compareciam alguns veteranos de 32, para serem homenageados, entre eles o jornalista THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO e GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. E aí aprendemos o lema desta Casa “DATUM PERFICIEMUS MUNUS” – MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA.

Mas esses veteranos já não estão mais conosco. No dia 25 de junho perdemos também OSVALDO DIANA, aos 102 anos. Recentemente, no dia 22 de julho faleceu o advogado NIASI SALYBE, pertencente ao Batalhão ANHANGUERA, de RIBEIRÃO PRETO. E, na segunda-feira, dia 25, foi também transferido para o REGIMENTO DO SENHOR o ANÉSIO MARCELINO BRAGA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Dos 30 mil combatentes de 32 restam, em todo o Estado de São Paulo, apenas 45. Chegou a hora de novamente nos unirmos no culto sagrado à lembrança dos que foram.

Os combatentes de 32 tiveram a ventura de proporcionar as mais belas manifestações do espírito de um povo que sobrepujou todas as dificuldades, que desprezou todas as deficiências materiais, que se desfez, gloriosamente, de suas posses, que praticou os mais extremos sacrifícios, com despreendimento, com entusiasmo, com fé na conquista de seus ideais.

São heróis que estão se desvanecendo nas brumas do passado. Mas a COFAM pretende que eles continuem entre nós, radiosos, cheios de glória no coração de seus descendentes. Eles foram a semente fecundada com o próprio sangue e que fez nascer a flor puríssima do IDEAL DE DIREITO. Tornaram-se mortos gloriosos, a semente da Constituição, plantada no solo da Pátria.

Portanto, o amor às tradições, o culto da veneração aos seus entes queridos, o anseio da liberdade, constituem parte integrante da COFAM.

No livro CRUZES PAULISTAS vamos encontrar um trecho onde diz que os mortos de 32 são inspirações do ALTO; seus feitos são exemplos que ficarão como lições de civismo, como fanais rutilantes, capazes de guiar a nacionalidade para imortais destinos.



Há 79 anos, em 28 de julho de 1932, era assassinado o caboclo PAULO VIRGÍNIO, em CUNHA, por elementos da tropa ditatorial que invadiu aquela cidade. Paulo Gonçalves dos Santos ou Paulo Virgínio mal sabia ler. Em princípios de julho de 1932, CUNHA foi sacudida, na sua pacatez, por graves e inesperados acontecimentos. Tropas da ditadura irromperam pela cidade desguarnecida e atônita. Era uma coluna mista de fuzileiros navais e soldados do Exército.

Aprisionaram pacíficos moradores do bairro do TABOÃO. Entre os prisioneiros estava Paulo Virgínio.

O Tenente AYRTON TEIXEIRA RIBEIRO interrogou o caboclo PAULO no sentido de que ele dissesse onde era a posição das forças paulistas. Ele negou com voz firme e indignada.

Passou então a supliciar Paulo Virgínio, juntamente com seus comandados. Deu-lhe chibatadas. Depois jogaram-lhe baldes de água em ebulição, seguido de uma ducha fria.

Paulo Virgínio a tudo suportou sempre dizendo, quando interrogado: “SÃO PAULO VENCE”.

Foi junto à ponte da estrada do Divino Mestre que se consumou o cruel martírio.

Entregaram-lhe uma enxada para cavar a própria sepultura. Era no dia 28 de julho de 1932, pela manhã, entre seis a sete horas. Uma rajada de metralhadora. A queda de um corpo. E a tragédia estava consumada. O humilde caboclo do bairro do Taboão tombava com 18 tiros nas costas.

Além do Tenente Ayrton, foram seus assassinos: Sargento Juvenal Bezerra Monteiro, Roque Eugênio de Oliveira, Ascendino Paiva e o fuzileiro naval Raymundo Jeronymo. Deixaram o local, a passos largos, como se fugissem de um fantasma.




SERÃO CONDECORADOS COM A MEDALHA "CONSTITUCIONALISTA", DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC:
1) Ten Cel PM EDSON SILVESTRE

2) Major PM DANIEL AUGUSTO RAMOS IGNÁCIO

3) Major PM LEVI ANATÁCIO FÉLIX

4) Cap PM DAVID OU JUNIOR

5) Cap PM JOSÉ CARLOS JOLY

6) Cap PM HOMERO GIORGE CERQUEIRA

7) Cap PM YURIO EDSON CALDAS MARQUES DE ABREU

8) Cap PM MAURO DE JESUS ROCHA

9) Cap PM DEIVISON DANIEL GONÇALVES

10) Cap PM CESAR AUGUSTO FERREIRA ROSA

11) 1º Ten PM MARCOS DE GODOY

12) Subten PM JOSÉ MANUEL DE MORAIS

13) Subten PM CLAYTON VIANA

14) 2º Sgt PM MISÉ SILVA GONÇALVES

15) 2º Sgt PM JOSÉ MARCULINO DA SILVA

16) 3º Sgt PM DÉBORA DE LIMA RODRIGUES

17) Cb PM DOMINGOS FERNANDES SIMÕES

18) Cb PM LUIZ CARLOS SOARES SILVA

19) Cb PM JOSÉ MATEUS DE BRITO

20) Cb PM JOÃO LOPES

21) Cb PM WAGNER EMÍDIO PEDROSO

22) Sd PM JOSÉ ALVES CORDEIRO

23) Sd PM EVERALDO FRANCISCO XAVIER

24) Sd PM LUCIANO BAPTISTINI

25) Sd PM ALEXANDRE ALEIXO