domingo, 7 de agosto de 2011

AGOSTO 2011 - PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

Quando estou completando o primeiro mês na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo como presente a sétima edição do “32 EM MOVIMENTO”, o jornal eletrônico do MMDC, muito bem concebido pela nossa Diretora de Comunicação Social CAMILA GIUDICE e nosso Diretor do Cerimonial MARKUS RUNK.


A eles devo uma revolução eletrônica na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, justamente quando estamos em fase de transição. Infelizmente estamos perdendo os heróis de 32. Precisamos oxigenizar a Entidade. MARKUS e CAMILA são os jovens do século 21 que irão dar continuidade ao nosso trabalho. A idéia de criar esse jornal, concebida em fins de dezembro de 2010 e posta em prática em janeiro deste ano, tornou-se uma realidade palpável com o trabalho primoroso dessa dupla de timoneiros da safra nova do MMDC.

A edição de julho de 2011 é histórica. Está sendo muito bem recebida pelos leitores. Tenho notícias de associados que elogiaram o trabalho exemplar de CAMILA e MARKUS, filhos do MMDC, participantes da COFAM (Comissão dos Familiares dos Heróis de 32). Devo a eles, realmente, algo sensacional, a propagação do ideário da EPOPÉIA DE 32 através da Internet.

Vocês vão encontrar nessa sétima edição do jornal o presente e o passado juntos para o desencadeamento de nossos planos para um futuro muito mais abrangente do MMDC. CAMILA e MARKUS foram a fundo em suas pesquisas, trouxeram o 9 de Julho em várias regiões do Estado de SÃO PAULO e manifestações de autoridades do PARANÁ e RIO GRANDE DO SUL, dando a dimensão nacional do movimento constitucionalista.

Aponta nas trinta páginas do jornal o nosso trabalho nesse primeiro mês na presidência, desde a posse em 7 de julho, como os grandes eventos de SÃO MIGUEL PAULISTA (dia 06), CORREGEDORIA PM (dia 28), OLÍMPIA (dia 29), GUARULHOS (dia 30), BELA VISTA, no centro da cidade (dia 31). Reporta também às nossas visitas às cidades de CORDEIROPOLIS e ITAPETININGA, em princípios do mês.

Meu preito de gratidão ao jovem de 32, GINO STRUFFALDI, que me deixa um legado sadio na Sociedade Veteranos de 32, após seus seis anos na presidência e a transformação do MMDC em algo que merece respeito de todos nos dias atuais. Tenho certeza que saberei honrar o seu trabalho elogiável na Sociedade, dado o seu espírito calmo, agregador, que enraizou os ideais de 32 nos dias atuais. Soube ele compreender todo o nosso esforço quando criamos os núcleos da Sociedade e, bem mais recente, a COFAM.

Tenho grandes esperanças nos descendentes dos heróis de 32, que estão chegando à Sociedade e se irmanando conosco na COFAM. Breve iremos escolher um presidente para essa Comissão, um embrião do futuro do MMDC, pois teremos de deixar essa organização em mãos de pessoas que possam carregar a bandeira do Ideal do Direito para a frente.

Na composição de minha Diretoria escolhi o jovem médico, doutor RODRIGO GUILHERME VAZZOTTI PEREIRA para o cargo de Diretor da JUVENTUDE. Em pouco tempo já apresentou uma série de idéias que agradaram sobremaneira a presidência e vaticina como um dos futuros pilares da Instituição.

Nosso querido CAPITÃO PM ANISIO DOS SANTOS está conosco há muitos anos. Ajudou sobremaneira a Sociedade, em momentos de penúria, quando chegou a pagar de seu próprio bolso duas faxineiras que ele mandava ao MMDC duas vezes por semana. Hoje é, com reais méritos, o nosso secretário e responde pela tesouraria até surgir o nome de uma pessoa que tenha méritos para assumir esse delicado cargo. Durante anos foi um verdadeiro “calcanhar de Aquiles” da Sociedade.

O Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA é outro baluarte do MMDC. Presidente da Comissão do Resgate da Memória da Revolução Constitucionalista, Presidente do núcleo da LAPA é também o Diretor do Museu “MARIA SOLDADO”, no Colégio SANTO IVO, num sobrado cedido graciosamente pelo professor. Tem feito muito pela Sociedade e trabalhará, como todos nós, pelo sucesso dos 80 anos do Movimento Constitucionalista, o Jubileu de Carvalho de 2012.

MARGARIDA ROSA foi confirmada na Diretoria do Acervo Histórico da Sociedade. Tem verdadeiro carinho pelo acervo dos livros e papéis da Revolução Constitucionalista.

Está sendo indicado o nome da doutora MARIA LÚCIA DE CAMARGO para a Diretoria do Serviço Social. Acredito que ela aceitará o cargo e estará conosco na reunião marcada para 12 de agosto. Ela luta pela constitucionalidade do país há muitos anos.

A Diretoria Jurídica está há anos nas mãos do doutor CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, um dos fundadores do núcleo de GUARULHOS. Esse núcleo foi fundado juntamente com JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, primeira presidente desse braço da Sociedade naquele município. Devo muito ao doutor ROMAGNOLI na resolução de problemas judiciais emperrados na Sociedade.

Mas nada poderemos realizar sem a colaboração efetiva e afetiva dos nossos associados. Graças a Deus o MMDC tem gente muito boa no seu quadro e isso nos dá ânimo para continuar avante.

Menção especial devo dirigir à nossa querida Polícia Militar, herdeira da Força Pública que em 1932 fez a Revolução. Sem a Força Pública não teria havido aquela revolução e sem a Polícia Militar não teremos a nossa Sociedade. Centenas de oficiais e praças se dedicam aos grandes eventos do nosso calendário estatutário, como o 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro. Mas os núcleos que estão surgindo em diversas regiões da cidade de São Paulo e do próprio Estado deve-se à PMESP. Meu preito de gratidão ao Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que nos tem ajudado sobremaneira. Vários núcleos estão sendo presididos por majores, capitães e tenentes, dando um apoio extraordinário ao nosso trabalho.

Sem desmerecer os demais coronéis, meu singelo reconhecimento ao CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, presidente de uma Assembléia Geral tumultuada por pessoas que não queriam as necessárias modificações estatutárias por força do novo Código Civil em dezembro de 2004. Vale dizer que naquela época, por várias razões, a Sociedade estava em vias de fechar as portas. Em 2005, o JAIRO assume a presidência do Conselho Deliberativo da nova Sociedade e continua conosco na gestão 2011-2012. Ao seu lado, no Conselho Fiscal, está a pessoa certa do doutor FERNANDO LOPES DAVID, um dos mentores dos nossos acertos financeiros.

Nossas metas principais para o biênio 2011-2012: honrar os heróis que já passaram pelo MMDC, como o nosso querido GINO STRUFFALDI, nosso presidente de honra; lutar pelo brilhantismo do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista em 2012; participar ativamente da campanha de revalorização da Pensão Especial de nossas viúvas de combatentes, que ganham uma miséria de R$450,00; a implementação da COFAM, o futuro da Sociedade; a luta pelo “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA A SEMPRE” e, principalmente pela UNIÃO DE TODOS QUE AMAM O MMDC.