domingo, 14 de outubro de 2012

13 DE OUTUBRO DE 2012

DIA T R E Z E DE O U T U B R O DE 2 012 - S Á B A D O.


75anos, 9 meses e 16 dias de idade.

Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.

24 anos e 213 dias no Posto de Coronel – 295 meses e 1 dia.

49 anos e 37 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL

1 ano e 98 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 63o. MÊS 4o. No. 96 54 anos e 131 dias na P M E S P. 9 035 dias CORONEL 20 anos e 304 dias na reserva. 9 952-231 904 9 035-215 832 9 736-232 864. ESCOLA DE OFICIAIS: 53 anos e 244 dias; 29 964 dias – 690 584 horas.

DIA DO FISIOTERAPEUTA

DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL



DIA DE SANTO EDUARDO III. Nasceu em 1003. Foi rei da INGLATERRA entre 1043 e 1066 e se empenhou em restaurar o espírito cristão em seu reino. Venerado por sua piedade e por seu espírito de caridade. Tinha um caráter magnânimo, justo e compreensivo. De comum acordo com a esposa, conservaram ambos perfeita castidade. Baixou as altas taxas e lutou contra as invasões estrangeiras. Morreu aos 63 anos, amado por todos, principalmente pelos pobres. Foi canonizado pelo PAPA ALEXANDRE III em 1161.



705 a. da execução de cinco mil templários, empalados, esfolados ou mortos na fogueira, em 13 de outubro de 1307. JACQUES DE MOLAY, líder dos templários, o último GRÃO-MESTRE, foi queimado em 1314; quando o fogo da execução começou ELE amaldiçoou a data para todo o sempre. Disse DE MOLAY: “PAPA CLEMENTE, GUILHERME DE MORGARET, REI FILIPE antes de um ano eu vos intimo a comparecer diante do Tribunal de DEUS, para receber o justo castigo”. Amaldiçoou o rei até sua terceira geração descendentes, vindo logo após a morrer. O rei FELIPE, o BELO, da FRANÇA, de olho na riqueza dos templários, fez acusações contra eles ao PAPA CLEMENTE V, mandando prender os cavaleiros e confiscando-lhes os tesouros. Eram acusados de renegar CRISTO. O PAPA morreu de causa ignorada após trinta e seis dias; MORGARET morreu pouco depois, possivelmente por veneno e, por último, em novembro de 1314, morria o rei FILIPE IV.

Em 1118, o nobre francês HUGO DE PAYNS fundou a ORDEM DOS POBRES CAVALEIROS DE CRISTO, com mais oito integrantes. O nome foi mudado para ORDEM DOS TEMPLÁRIOS porque a sede ficava no que restou do TEMPLO DE SALOMÃO. Em 1128 o CONCÍLIO DE TROYES reconhece a ORDEM DO TEMPLO. Seu cânone é estabelecido pelo abade BERNARDO DE CLAIRVAUX (SÃO BERNARDO); em 1187, derrota dos cristãos para as tropas de SALADINO em HATTIN. Os muçulmanos retomam JERUSALÉM. Em 1291 a queda do ACRE põe fim ao Reino Latino na Terra Santa. Os TEMPLÁRIOS mudam sua sede para CHIPRE.

Os mistérios que cercam a ORDEM DOS TEMPLÁRIOS e sua dissolução, após um julgamento feito pelo VATICANO, cujo conteúdo será revelado no dia 25 de outubro de 2007, estão atraindo a atenção na ITÁLIA, onde eles se tornaram motivo de conferências e lançamentos de livros. É que a SANTA SÉ anunciou que publicará um volume inédito do “PROCESSO CONTRA OS TEMPLÁRIOS”, de 1307. A obra conterá as atas do julgamento da Inquisição contra a Ordem, realizado no início do século XIV, o que acabou trazendo novamente à tona as investigações sobre os Cavaleiros Templários.

Em 13 de outubro de 2007 a localidade de SOVERIA MANNELLI, na região da CALÁBRIA, é ocupada por centenas de pessoas, vindas de várias partes do mundo. Eles acompanham um congresso onde historiadores e estudiosos do assuntos expõem os avanços em suas investigações. O historiador medievalista FRANCO CARDINI, que participa da apresentação das 799 reproduções fiéis e exclusivas das atas do processo, publica também o livro LA TRADIZIONE TEMPLARE (A TRADIÇÃO TEMPLÁRIA). O livro refaz a história da ORDEM sem esquecer as reconstituições feitas pelo romance O CÓDIGO DA VINCI, que se transformou em um grande sucesso editorial ao abordar mistérios da instituição dos cavaleiros. CARDINI disse que a edição limitada do volume “contém os últimos documentos publicados sobre o assunto, como o pergaminho original” que uma pesquisadora dos Arquivos Secretos Vaticanos encontrou em 2001. Segundo ele, “a prerrogativa do PAPA (CLEMENTE V) era a de dissolver a ordem, mas ele nunca a condenou”. O estudioso acrescentou que o documento no qual o livro se baseia, O FOGLIO CHINON, “testemunha que o pontífice não a considerava herege”. As condenações por heresia da época “se fundamentam nas confissões de alguns templários, das quais depois se retrataram”. CARDINI ressaltou ainda que, por este motivo, eles foram considerados reincidentes “no erro pelo qual tinham sido processados e condenados”.

324 a. falece PEDRO DE MENA, escultor espanhol, em 13 de outubro de 1688.

302 a. tropas inglesas tomam ACÁDIA, cidade canadense que estava sob o domínio francês, em 13 de outubro de 1710. Três anos depois, pelo TRATADO DE UTRECH, o local se torna parte da coroa britânica, passando a se chamar NOVA ESCÓCIA. Desde a sua fundação, pouco mais de um século antes, o território vinha sendo alvo de disputa entre os dois conquistadores europeus por causa da sua estratégica posição geográfica.

297 a. falece NICOLÀS MALEBRANCHE, filósofo francês, em 13 de outubro de 1715.

199 a. executada MERCEDES ABREGÓ, na COLÔMBIA, em 13 de outubro de 1813, por ajudar os patriotas que lutavam pela independência do país.

180 a. SAMUEL MORSE concebe e põe em prática a idéia de seu telégrafo elétrico, durante uma viagem de barco, em 13 de outubro de 1832.

133 a. BOLÍVIA e PARAGUAI assinam um tratado de limites sobre o CACHO, que, ao não ser ratificado mais tarde, dá origem a um sangrento conflito entre ambos os países, em 13 de outubro de 1879.

128 a. os cientistas determinaram o meridiano de GREENWICH (linha imaginária que corta os pólos) como ponto de referência para determinação dos fusos horários, em 13 de outubro de 1884. Durante a Conferência Internacional do Meridiano, realizada nos ESTADOS UNIDOS, entre eles o BRASIL, votam pela adoção do meridiano de GREENWICH , no REINO UNIDO, como origem do tempo e da longitude.

122 a. do JOGO DE BICHO NO BRASIL, iniciado no dia 13 de outubro de 1890.

109 a. MANUEL QUINTANA é eleito presidente da REPÚBLICA ARGENTINA, em 13 de outubro de 1903.

107 a. no auge de uma nova onda grevista que toma conta das principais cidades russas, nasce o Soviete de PETROGRADO – conselho popular em que deputados escolhidos sem a intervenção do regime czarista representam os operários, em 13 de outubro de 1905. Suas principais funções: organizar mais greves, criar milícias e distribuir alimentos. Na prática, o soviete funciona como um poder paralelo, única instância capaz de responder às demandas democráticas não atendidas pela decadente gestão do czar. TROTSKI, então um jovem revolucionário de apenas 25 anos, retorna do exílio para presidi-lo. Em pouco tempo, novos conselhos estruturados nos mesmos moldes do de PETROGRADO, são fundados em outros centros urbanos. Em dezembro, NICOLAU II daria o troco, dissolvendo todos os sovietes de uma vez só. Mas sua autoridade já estava irremediavelmente abalada.

102 a. (ROMA) Toda a imprensa italiana, sem distinção de cor política, aplaude as ordens terminantes dadas pelo governo, a fim de serem proibidas a entrada na ITÁLIA, das congregações religiosas expulsas de PORTUGAL.

101 a. (LONDRES) Telegrama de NOVA YORK para o DAILY CHRONICLE noticia que se deu um violento tremor de terra, seguido de um tufão, na baixa CALIFÓRNIA. Quatro cidades ficaram completamente destruídas. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 13 de outubro de 1911).

96 a. nasce o Professor Universitário e Procurador do Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ, conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no dia 13 de outubro de 1916. No dia 9 de julho de 2006, apesar de ter fraturado uma perna, assumiu o comando do Exército Constitucionalista de 1932, cargo que exerceu até 9 de julho de 2007. EGBERTO MAIA LUZ falece no dia 4 de julho de 2008.

95 a. três crianças pastoras tiveram a última visão de NOSSA SENHORA na aldeia de FÁTIMA, em PORTUGAL, no dia 13 de outubro de 1917.

91 a. nasce a sogra do CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, dona OÇAINE BAILÃO, em 13 de outubro de 1921.

87 a. nasce MARGARET THATCHER em 13 de outubro de 1925.

86 a. da saída de GÊNOVA, na ITÁLIA, do hidroavião JAHÚ. Pousou na Represa de GUARAPIRANGA, em 2 de agosto de 1927, depois de sair de GÊNOVA, na ITÁLIA, em 13 de outubro de 1926. O avião de madeira, fabricado na ITÁLIA, atravessou o ATLÂNTICO 23 dias antes da travessia do piloto americano CHARLES LINDBERGH. Essa travessia impressiona; sem navegação por métodos eletrônicos, JOÃO RIBEIRO DE BARROS realizou uma façanha épica que fez com que fosse recebido como herói no BRASIL. Na época, o seu feito eqüivalia a fazer uma viagem à lua. Foi mais surpreendente ainda por partir de um piloto de um país pobre, desafiando os colegas dos EUA, que, com muito mais recursos e condições, sonhavam em cruzar o ATLÂNTICO. Seu filho, JOSÉ RIBEIRO DE BARROS FILHO lamenta que o antepassado famoso seja tão pouco conhecido no BRASIL. “Tenho 200 jornais da época, que destacam o feito, mas nenhuma enciclopédia conta sua história”. Na ITÁLIA, a história tem outra importância. Tanto que a própria Aeronáutica Militare Italiana, A Força Aérea daquele país, está fazendo uma réplica do avião – o último do mundo em sua categoria – e vai fabricar peças em duplicata para o aparelho que está no BRASIL. “O povo de GÊNOVA tem grande interesse no renascimento do JAHÚ”, explicou o representante da autoridade portuária de GÊNOVA, GIAN BATTISTA SERRA.

O HIDROAVIÃO JAHÚ, que fez a primeira travessia do ATLÂNTICO, em 1927, façanha do piloto brasileiro JOÃO RIBEIRO DE BARROS, vai voltar à vida. O avião, que estava abandonado sob ataques de cupins, começou a passar por um processo de restauração em 2004 e poderá estar pronto em setembro de 2006, quando se completam CEM ANOS do vôo pioneiro de SANTOS DUMONT, em PARIS. Em agosto de 2004, um dos dois flutuadores de madeira já estava restaurado em 50%. O JAHÚ ficava no Museu da Aeronáutica, que dividia a OCA, do PARQUE DO IBIRAPUERA, com o MUSEU DO FOLCLORE. Em processo de deterioração acelerado, o avião foi retirado da OCA em 1999, quando o espaço foi cedido pelo então prefeito CELSO PITTA à empresa BRASIL CONNECTS. Depois, ficou guardado no hangar da Polícia Militar no CAMPO DE MARTE.

“Se não fosse restaurado, acabaria se perdendo, assim como esse belo pedaço da história”, disse a diretora do Museu da Aeronáutica, VALQUÍRIA RIGONATTI, em agosto de 2004. Os passos que se seguirão são os restauros dos aviões da aviadora ADA ROGATO, também sob a guarda do museu, ligado à FUNDAÇÃO SANTOS DUMONT. As luvas, a touca e os óculos do piloto já foram restaurados.

84 a. nasce o Major PM Ref ARLINDO DE MOURA do dia 13 de outubro de 1928. No dia 13 de setembro de 2003, os Coronéis ANTÔNIO CARLOS MENDES, ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA (acompanhado de sua esposa, dona PACHA) e MARIO FONSECA VENTURA foram visitar o ARLINDO DE MOURA, em sua residência em SOROCABA, visto estar adoentado. Ficamos contristados com o estado de saúde do colega. Em 13 de outubro de 2003, faço um contato com parentes para cumprimentar o ARLINDO pelos seus 75 anos de idade e os mesmos dizem que ele está desenganado pelos médicos. Uma metástase estava tomando conta de seu pulmão. Veio a falecer em 18 de janeiro de 2004. Junto às anotações feitas naquela data: “Um pouco antes das 10 horas, quando estou lendo os jornais em minha biblioteca, recebo um telefonema de uma das filhas do MAJOR Ref ARLINDO DE MOURA, com a infausta notícia de seu passamento, em SOROCABA, por volta das 7 horas deste domingo. Largo tudo que estou fazendo para avisar os nossos companheiros dos bancos da ESCOLA DE OFICIAIS, transmitindo a notícia. Isso não é fácil, pois a maioria não se encontra em casa. Mesmo assim, ficam sem ser avisados apenas os Cel ALUÍZIO e ROCHA. O MENDES foi o primeiro a ser contactado e ele logo me telefona combinando ir para SOROCABA agora de manhã. Ligo para minha mãe, quebrando a rotina das visitas domingueiras, pois a morte do companheiro de turma exige que compareçamos na última despedida”.

Um pouco depois das 11:30 horas, encontro o Cel MENDES já me esperando nas imediações da ARMÊNIA. Vamos para SOROCABA em seu carro. Apenas paramos no GRAAL TIGRÃO para tomar um café (na entrada para a cidade de ARAÇARIGUAMA). Procuramos na Rua APARECIDA, na entrada de SOROCABA, a OFEBAS (ORGANIZAÇÃO FUNERÁRIA DAS ENTIDADES BENEFICENTES E ASSISTENCIAIS DE SOROCABA), onde está sendo velado o corpo do nosso companheiro. Cumprimentamos os familiares, principalmente dona TEREZINHA, a viúva, e seus filhos e netos. Logo chega o seu irmão MÁRIO DE MOURA, que o MENDES conheceu bem nos tempos de cadete. Ele é diretor comercial da MAC-TEL e manteve relações com muitos oficiais da PM, por ser irmão do ARLINDO. Nosso colega, Cel Res ALBINO CARLOS PAZELLI comparece com seus dois filhos mais novos. Como sempre, muito irreverente, não mudando seu estilo de vida. Com o MENDES, o irmão falecido, MÁRIO MOURA, e comigo, fala sobre sua participação no resgate dos reféns do avião ELECTRA, seqüestrado em 1972 por um subversivo, em CONGONHAS; sobre seus trabalhos nos incêndios do JOELMA e do ANDRAUS e da sua academia de box, que ele montou nos anos 60, quando pertenceu ao 1º Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”. O PAZELLI faz uma revelação que até agora eu desconhecia: esteve tuberculoso, há anos, foi internado no Hospital Militar, não contando nada para os colegas de turma. Mais tarde vem o Cel Res AMÉRICO VICTOR SALVATO, que reside em ITU. O PAZELLI mostra toda a sua raiva contra o AMÉRICO. Este lhe estende a mão e, num gesto intempestivo, o PAZELLI foi lavar as mãos. O tempo todo ficou resmungando contra a presença do AMÉRICO. O comandante do CPI-7 o CORONEL PM JOÃO OLIVEIRA VERLANGIERI também comparece no velório e aciona uma representação de oficiais e praças, inclusive batedores para a hora do enterro e cavalarianos para fazer a escolta, em homenagem ao MAJOR ARLINDO, que começou sua vida profissional no Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”. Ali, conversando com os parentes do ARLINDO, com os companheiros da turma e outras pessoas presentes, vamos completar as horas que antecedem o enterro. Isso somente vai acontecer um pouco depois das 17 horas. São feitas as últimas despedidas ao ARLINDO e sai o féretro com destino ao MEMORIAL PARK, a última morada do companheiro. Tudo é muito triste, mas cumprimos com a obrigação de despedir de um colega que, por ser o mais idoso da turma, não conseguiu as promoções de TENENTE-CORONEL e CORONEL. Quando completou 50 anos, foi compulsado como CAPITÃO e, somente em 1990, por ter direitos adquiridos, teve a sua promoção a MAJOR, quando já estava reformado há vários anos. Deveremos retornar a SOROCABA, talvez no próximo sábado, para a missa de sétimo dia. Do cemitério, o Cel VERLANGIÈRE e esposa ensinam o caminho de retorno à via que nos conduziria a SÃO PAULO. Passam das 20 horas quando o MENDES chega no ponto de ônibus EXPRESSO COCAIA. Estou cansado, mas mesmo assim vou registrar no computador o doloroso acontecimento deste domingo”.

74 a. falece ELZIE (CRISLER) SEGAR, desenhista norte-americano de história em quadrinhos, criador do POPEYE, o MARUJO. Falece em 13 de outubro de 1938, com apenas 43 anos. O marinheiro POPEYE estreou como coadjuvante de OLÍVIA PALITO em 1929. A palavra “hot dog” surgiu em seus cartoons. POPEYE ajudou a vender tanto espinafre nos EUA que os produtores lhe dedicaram uma estátua de 1,80 metro.

73 a. GUNTHER PRIEN, comandante alemão de submarinos, penetra com o seu U-47 na baia de SCAPE FIOW (norte da ESCÓCIA) e afunda o encouraçado britânico ROYAL OAK, com 786 homens a bordo, em 13 de outubro de 1939, na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

72 a. LONDRES é bombardeada pela aviação alemã por oito dias, começando em 13 de outubro de 1940.

71 a. nasce o cantor PAUL SIMON, cantor britânico, em 13 de outubro de 1941.

62 a. nasce o cantor cearense FÁGNER em 13 de outubro de 1950.

60 a. inaugurada a nova sede permanente da ONU em NOVA YORK, em 13 de outubro de 1952.

58 a. nasce MORDECHAI VANUNU em MARRAKESH, MARROCOS, em 13 de outubro de 1954. Sua família emigra para ISRAEL em 1963. De 1971 a 1974, serviu ao Exército. Nos anos de 76 a 85, técnico em DIMONA, no deserto do NEGUEV, descobriu que o reator instalado ali estaria produzindo armas nucleares em segredo. Em 1986, revelou ao jornal THE SUNDAY TIMES que ISRAEL armazenou até 200 ogivas nucleares. Em 30 de setembro de 1986 é atraído de LONDRES para ROMA, onde é seqüestrado e enviado para ISRAEL. Em 1988, condenado em julgamento secreto a 18 anos de prisão, os primeiros 11 e meio em solitária. Baseados em descrições de VANUNU e fotos que ele fez secretamente do reator de DIMONA, especialistas estrangeiros disseram em 1986 que ISRAEL tem o sexto maior arsenal de armas nucleares do mundo. Essa revelações acabaram com a política de ambigüidade de ISRAEL. Essa política foi criada nos anos 60 quando ISRAEL prometeu aos EUA que não declararia seu status nuclear, não testaria armas nucleares ou as usaria para obter ganhos políticos, segundo o historiador AVNER COHEN. Em troca, WASHINGTON não pressionaria o País para desarmar-se. ISAEL manteve a promessa.

64 a. da LEI nº 174, de 13 de outubro de 1948, promulgada pelo então Governador ADHEMAR DE BARROS, instituindo o DIA DO PROFESSOR, projeto de lei nº 501, apresentado pelo Deputado SALLES FILHO na Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO. O importante ato foi referendado pelo Secretário da Educação, professor JOÃO DE DEUS CARDOSO DE MELLO, antigo Promotor de Justiça e Subprocurador Geral do Estado, de acordo com a nomenclatura da época, que designava o membro do Ministério Público de 2ª Instância. Inspirado nesse diploma legal, que declarava feriado escolar o dia 15 de outubro, o governo federal, por meio do Decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, estendeu a homenagem a todos os estabelecimentos de ensino, a fim de enaltecer a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias, dessa solenidade. O referido decreto resultou da iniciativa do Ministro PAULO DE TARSO, no tumultuado governo de JOÃO GOULART, com a recomendação expressa, para que se realizasse através dos órgãos competentes, cada ano, concursos alusivos à data e à pessoa do professor.

45 a. nasce JAVIER SOTOMAYOR, atleta cubano, em 13 de outubro de 1967.

44 a. falece o escritor MANUEL BANDEIRA, em 13 de outubro de 1968. Nasceu em 19 de abril de 1886.

44 a. do término do CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), realizado em IBIÚNA, com a prisão de todos os participantes, pelas tropas comandadas pelo CORONEL DIVO BARSOTI, em 13 de outubro de 1968.

42 a. CANADÁ e CHINA anunciaram o estabelecimento de relações diplomáticas mesmo contrariando a política adotada pelos ESTADOS UNIDOS, em 13 de outubro de 1970.

41 a. falece a atriz GLAUCE ROCHA, em 13 de outubro de 1971.

41 a. BRASIL entrega no RIO DE JANEIRO, o OMNIUM PRIDE, o primeiro navio granadeiro fabricado no país, em 13 de outubro de 1971.

40 a. acidente aéreo na CORDILHEIRA DOS ANDES com um avião uruguaio em que viajavam 45 pessoas, a maioria membros de uma equipe de rugby, em 13 de outubro de 1972. Durante mais de dois meses, os sobreviventes tiveram que se alimentar com restos humanos para sobreviver.

39 a. um dos mais violentos combates das operações militares durante a GUERRILHA DO ARAGUAIA aconteceram em 13 de outubro de 1973, de acordo com relatório da Marinha, ou no dia 14, segundo militares da reserva. Morreram no sítio de ONEIDE, em MARABÁ, os guerrilheiros ANDRÉ GRABOIS (filho do comandante-geral da guerrilha, MAURÍCIO GRABOIS), JOÃO GUALBERTO CALATRONI e ANTÔNIO ALFREDO DE LIMA, morador recrutado pelos comunistas. Um quarto insurgente, DIVINO FERREIRA DE SOUZA, o NUNES, teria sido capturado com vida e morto horas depois, segundo relato do guerrilheiro ÂNGELO ARROYO.

O relato de JOSÉ VARGAS JIMÉNEZ mostra o drama dos civis na guerra travada entre comunistas e militares. Ao descrever uma incursão na selva, ele conta ter encontrado os corpos de ANDRÉ GRABOIS, JOÃO GUALBERTO e ANTÔNIO ALFREDO, mortos por uma patrulha militar no sítio de ONEIDE. “Um dos meus soldados foi até um dos cadáveres e corou com uma faca os dedos (do guerrilheiro), retirou a carne e pendurou os ossos no pescoço e disse: “Esse amuleto é meu troféu de guerra”.

36 a. de minha despedida do CPC (depois CPM), em 13 de outubro de 1976. O CPM foi dividido em CPC (Capital) e CPM (Grande São Paulo).

35 a. do título de CAMPEÃO PAULISTA DE FUTEBOL conquistado pelo CORINTHIANS, em 13 de outubro de 1977, depois de 22 anos na fila. O técnico alvinegro era OSWALDO BRANDÃO. CORINTHIANS 1 x PONTE PRETA 0, GOL DE BASÍLIO. O autor do gol recorda que, naquele dia, foi acordado logo cedo. “BRANDÃO bateu na porta de meu quarto na concentração. Atendi e ele foi logo falando....Prepare-se, hoje é o seu grande dia.Você vai fazer o gol da vitória e do título”. “BRANDÃO falou com tanta certeza. Acreditei”. O locutor esportivo OSMAR SANTOS, da rádio GLOBO, dedicou dois minutos para repetir detalhes do gol e para falar da emoção que a massa corintiana teve com a conquista. Carnaval no MORUMBI. Quando o juiz DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIA apitou o fim do jogo, o místico OSWALDO BRANDÃO foi até BASÍLIO. “Eu não disse?”. BRANDÃO, contratado pelo então presidente VICENTE MATHEUS como salvador da pátria, havia sido igualmente o técnico do título anterior do CORINTHIANS, o paulista de 1954. MATHEUS, aquele que do “quem sai na chuva é para se queimar”, o homem que ficou mais tempo no comando do CORINTHIANS – 17 anos, recorde que ainda não foi batido – não queria entrar para a história como apenas mais um dirigente derrotado pelo tabu da falta de títulos. Ele soube administrar a fogueira de vaidades com o técnico BRANDÃO e com um time que tinha muito mais coração do que técnica: TOBIAS; ZÉ MARIA, MOISÉS, ADEMIR e WLADIMIR; RUÇO, LUCIANO e BASÍLIO; VAGUINHO, GERALDÃO e ROMEU. Na série decisiva pelo título, o CORINTHIANS venceu a PONTE por 1 a 0 na primeira partida, no MORUMBI, em 5 de outubro de 1977. No jogo seguinte, dia 9, também no MORUMBI, o maior público da história do futebol paulista, 138.032 pagantes, 8.050 menores e pelo menos mais 4 mil convidados, o que significou o total de 150 mil – o dobro da lotação atual do estádio. E a PONTE PRETA venceu por 2 a 1. Então, houve necessidade de um terceiro jogo. No dia 13, com 86.677 pagantes, as duas equipes entraram novamente em campo. O campeão sairia com qualquer resultado. A festa de 1977 deixa saudade. E deixa a certeza de que maus tempos, por mais prolongados que sejam, um dia terminam.

35 a. da exoneração do Ministro do Exército GENERAL SYLVIO FROTA pelo Presidente ERNESTO GEISEL, em 13 de outubro de 1977.

34 a. presidente ERNESTO GEISEL assina, em 13 de outubro de 1978, um documento que revogava o ATO INSTITUCIONAL N º 5 a partir de janeiro do ano seguinte. O AI-5, lançado em 1969, foi o instrumento mais severo durante a ditadura militar.

34 a. da transferência para a reserva do então CAPITÃO PM ARLINDO DE MOURA, por ter completado CINQÜENTA ANOS, em 1978. Nessa mesma data, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, meu enteado, filho da LUCINDA, era readmitido na PMESP. (Hoje ele já está reformado. Serviu no 43º BPMM, Unidade criada em 2006, depois de ter passado pelo 9º BPMM, uma transferência que aconteceu após ter ele servido alguns anos no CSM/AM). Durante muitos anos trabalhou também no CPChq.

33 a. de anotações realizadas em 13 de outubro de 1979: formatura de recrutas no 1º BPChq neste sábado. Vou assistir a solenidade com a LUCINDA. TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ preside-a. Mantenho, mais tarde, um telefonema com o comandante do CPChq sobre as ações de choque para amanhã quando haverá a Convenção do MDB, na Assembléia Legislativa. Não vou a POÁ neste sábado. PAULO SALIM MALUF e o governo itinerante em SANTO ANDRÉ. Líderes sindicais reuniram-se em SANTO ANDRÉ para organização do PARTIDO DOS TRABALHADORES. Na ITÁLIA, uma explosão de uma fábrica de munições: 6 mortos e 20 feridos. Na segunda-feira, dia 15, chega em BRASÍLIA o Presidente MORALES BERMUDEZ, do PERU. Os noticiosos televisivos mostram que a FIFA aceita em seu quadro a REPÚBLICA POPULAR DA CHINA. Crise na polícia do RIO. Presidente FIGUEIREDO inaugura a “PONTE DO PRÍNCIPE” na Ilha de VITÓRIA. ROBERTO CARLOS é acusado de plagiar a música “CORTANDO CAMIÑOS” do argentino FAUSTO FRONTERA. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está completando o primeiro ano de realistamento na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Assisto mais um filme da série O INCRÍVEL HULK - “CASADO”.

32 a. ADOLFO PÉREZ ESQUÍVEL, argentino, ganha o Prêmio NOBEL DA PAZ em 13 de outubro de 1980.

31 a. da despedida do Cel. CID BENEDITO MARQUES, do CPChq, em 13 de outubro de 1981. Seria transferido para a reserva.

30 a. da despedida do então Ten. Cel. CARLOS DE CARVALHO, deixando o COMANDO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE, transferido para o 4o. Batalhão de Policiamento de Trânsito, em 13 de outubro de 1982.

30 a. mexicano ALONSO GARCÍA ROBLES ganha o Prêmio NOBEL DA PAZ em 13 de outubro de 1982.

28 a. falece a pintora ALICE KEEL, em 13 de outubro de 1984.

27 a. falece ELENA SERACINI, atriz italiana conhecida pelo nome artístico de FRANCESCA BERTINI, em 13 de outubro de 1985.

25 a. presidente da COSTA RICA, OSCAR ARIAS, ganha o Prêmio NOBEL DA PAZ, em 13 de outubro de 1987.

25 a. governantes chinês e húngaro, DENG XIAOPING e JANOS KADAR, respectivamente, se abraçam em PEQUIM como símbolo de aproximação depois de 30 anos de afastamento, em 13 de outubro de 1987.

25 a. das seguintes anotações em 13 de outubro de 1987: Em 13 de outubro de 1976 (há 11 anos atrás) despedia-me do então CPC (hoje dividido em CPM e CPC) onde fui um dos fundadores. O órgão chamava-se COPOC e foi criado em 1973. Nessa data, há seis anos atrás o CORONEL PM CID BENEDITO MARQUES despedia-se do choque.

Nesta terça-feira iniciamos da 22ª semana do CSP87. É a que antecede a VIAGEM DE ESTUDOS (estaremos embarcando para RECIFE às 19 horas do próximo domingo, dia 18). Essa é uma data dedicada às pesquisas, face os trabalhos de Processo Decisório que deveremos entregar nesta semana.

Vou ao 3º BPChq. Ali, o Cmt Interino, MAJOR PM CARLOS ALBERTO, dá uma orientação quanto a parte formal de minha monografia.

Mando o CABO AMILTON entregar documentos que emprestei do CORONEL PM NESTOR TASSO para a confecção de um trabalho.

No BANESPA procuro acertar problemas financeiros para a Viagem de Estudos. Ali encontro o CORONEL PM Ref ROBERTO SALGADO. Falamos sobre viagens ao exterior.

Vou ao 13º BPMM. É este o batalhão piloto que escolhi para o meu trabalho de LOGÍSTICA.

A Comissão de Sistematização da Constituinte aprova as horas extras em dobro por 53 votos contra 30.

Projeto da nova Lei do Aluguel. Trará de volta a denúncia vazia.

Um míssil do IRÃ atingiu uma escola infantil em BAGDÁ. 29 crianças morreram e mais de 200 ficaram feridas. O IRAQUE promete arrasar cidades inteiras do IRÃ como vingança.

24 a. do ator KAYKY BRITTO, irmão da atriz STHEFANY BRITTO. KAYKY nasceu no dia 13 de outubro de 1988.

24 a. egípcio NAGUIB MAHFOUZ é o primeiro escritor de língua árabe a receber o Prêmio NOBEL DE LITERATURA em 13 de outubro de 1988.

22 a. da exoneração de BERNARDO CABRAL do cargo de Ministro da Justiça, em 13 de outubro de 1990. Foi escolhido para substitui-lo, JARBAS PASSARINHO.

22 a. falece o ex–ministro da Fazenda, o economista OTÁVIO GOUVEIA DE BULHÕES, no dia 13 de outubro de 1990. Nasceu em 7 de janeiro de 1906.

22 a. falece LE DUC THO, em 13 de outubro de 1990.

22 a. transf. reserva: Cel. MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, em 13 de outubro de 1990.

21 a. do encontro dos corpos do ex-senador SEVERO GOMES, de dona MORA e do piloto JORGE COMERATTO, no dia 13 de outubro de 1991.

20 a. um avião supersônico CONCORDE francês dá a volta ao mundo em 32 horas e 49 minutos, estabelecendo um novo recorde, em 13 de outubro de 1992.

18 a. IRAQUE se compromete a reconhecer a soberania e as fronteiras do KUWAIT, em 13 de outubro de 1994, estabelecidas pela ONU depois da GUERRA DO GOLFO.

18 a. comando dos grupos paramilitares protestantes da IRLANDA DO NORTE anuncia o fim de seus atentados terroristas, condicionado ao total abandono da violência pelo IRA, em 13 de outubro de 1994.

16 a. da conquista do título da FÓRMULA UM, em 13 de outubro de 1996, pelo piloto inglês DAMON HILL.

16 a. do falecimento do pecuarista MARCELO NEGRÃO, proprietário da FAZENDA SANTA RITA, no MIRANTE DO PARANAPANEMA, vítima de isquemia cerebral, em 13 de outubro de 1996.

15 a. falece JOHN DENVER, cantor country norte-americano, em 13 de outubro de 1997. Outras anotações nesta data: a segunda-feira apresenta uma manhã de temperatura chegando a 28 graus. Comentamos no MMDS a visita do presidente dos ESTADOS UNIDOS, BILL CLINTON, ao BRASIL. Os detalhes desse acontecimento estão sendo juntados às minhas memórias através de recortes de jornais. No MMDC, quatro alunos da 8ª Série do 1º Grau do COLÉGIO MILITAR vêm colher subsídios para a montagem da FEIRA DE CIÊNCIAS, ainda nesta semana. Sobre esse mesmo assunto aqui vem o TENENTE PM DANIEL. O CORONEL CANAVÓ encontra-se no RIO, no CLUBE MILITAR. Visita-nos o veterano JOSÉ SOARES MARINS.

O advogado VITÓR, da AORPM, foi hoje procurado por REGINA CELENTANO. Essa mulher tenta retornar ao cargo de Conselheira do MMDC. Esse advogado telefona-me para saber de detalhes sobre sua demissão.

Mantenho um contato telefônico com um cola de banca escolar da ESCOLA DE OFICIAIS, MAJOR PM Ref ARLINDO DE MOURA. Hoje ele completa 69 anos. Relembra momentos do velho CFA. Conta que no 1º ano do Curso Preparatório foi humilhado pelo então aluno oficial PLÍNIO ROLIM DE MOURA, do 2º CP, que deixou cair a soleira do mosquetão sobre o seu pé, de propósito. Outro momento de humilhação foi quando o aluno oficial ROMUALDO FUGA lhe arrancou as divisas de sargento. Durante anos o ARLINDO DE MOURA sofreu recalques na sua vida profissional. Hoje ele se desabafa. O veterano SEVERINO também faz um contato conosco, querendo saber porque o Conselho Supremo ainda não se reuniu para receber o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO como seu novo presidente.

Em casa, LUCINDA conta-me que irmã MARGARIDA está preocupada com o JOSÉ, que há quatro meses machucou o joelho e até agora não se recuperou. O médico que cuida dele manda aplicar sessões de fisioterapia. Um outro, que o examinou por imposição da MARGARIDA, acha que precisa sofrer uma operação. Converso com a MARGARIDA a respeito dessa situação.

14 a. das anotações feitas em 13 de outubro de 1998: o Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” está comemorando nesta terça-feira o DIA DAS CRIANÇAS. Fui convidado para esse evento e lá compareço por volta das 10:30 horas. Converso com o TENENTE-CORONEL PM COUTINHO, atual Comandante e MAJOR PM POLICASTRO, SubComandante. O CORONEL ARY CANAVÓ está presente. A escola que leva o nome de seu pai – JOSÉ CANAVÓ – comparece no Regimento nesta manhã. CARROSSEL, ESCOLA DE VOLTEIO, CANIL, COE, BOMBEIROS, prestigiam o evento. Mais tarde, no MMDC, começamos a aprontar as cartas para os conselheiros e os sócios convidando-os para a MISSA DE FINADOS – 2 de novembro – no Monumento-Mausoléu. Vou rever hoje a “OPERAÇÃO OSÓRIO” a pedido do Comandante. Revejo fotos dos momentos da operação em 1995/1996. Fazemos os comentários. Os arquivos do antigo PLANO LARGENOS estão no acervo da OPERAÇÃO OSÓRIO.

Retornando a GUARULHOS, reparo na grande transformação que está se processando no antigo prédio do SUPERMERCADO MARICALVO. Já no domingo, na volta de POÁ, percebi que pintaram todo o prédio e as cores horríveis de verde e vermelho do velho supermercado sumiram. Agora, estão colocando portas de vidro no prédio, bem como num outro vizinho, que também estava fechado. Nesse prédio funcionou antes o MERCADO NISHI e o TURMALINA. Ainda não sei que tipo de comércio será explorado no local.

LUCINDA ainda está resfriada. PAULO CÉSAR não tirou ainda a Carteira de Habilitação para dirigir a moto e teima em consertá-la para poder usá-la. É inútil lhe dizer que não pode dirigir a moto sem a carteira. Na biblioteca, depois dos jornais da RECORD e GLOBO, escrevo até ás 22 horas.

13 a. falece o Major PM Ref APARECIDO PEREIRA, o "CIDÃO" e do ator RODRIGO SANTIAGO, em 13 de outubro de 1999.



ACONTECEU EM 2 000 : - QUARTA-FEIRA

PRÊMIO NOBEL DA PAZ saiu para o PRESIDENTE DA CORÉIA DO SUL, KIM DAE-JUNG, por sua luta em favor da democracia e dos direitos humanos em seu país e fora dele e por procurar a paz com a CORÉIA DO NORTE, considerada a última fronteira da GUERRA FRIA.



MORREU o taxista coreano SOOM HO KIM, vítima de uma infecção generalizada em conseqüência dos ferimentos provocados pelo fogo. KIM, de 42 anos, teve 54% do corpo queimado depois que dois garotos atearam fogo a ele e sua família, durante tentativa de assalto em sua casa, no IPIRANGA, no dia 25 de setembro de 2000.



FALECEU o presidente do Partido Comunista Americano, GUS HALL. Militante desde 1926. Estudou na antiga União Soviética., Tornou-se metalúrgico e sindicalista e tentou a candidatura à Presidência dos E U A quatro vezes. Aos 90 anos, de diabetes.



ACONTECEU EM 2 001 :- SEXTA-FEIRA

NO CIRCUITO DE SUZUKA, com início a 01h00, o treino classificatório para o GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO, última etapa da FÓRMULA 1 em 2001 - MICHAEL SCHUMACHER consegue a sua 43a. POLE P0SITION. Em 2o., JUAN PABLO MONTOYA; 3o., RALF SCHUMACHER; 4o., RUBENS BARRICHELLO; 5o., MIKA HAKKINEN; 6o. FISICHELLA.



1543202 194181 - 14. 221115/ - 7183/203151 14418201G51.



ASSISTO O FILME "FEIOS, SUJOS e MALVADOS", de madrugada, na TV BANDEIRANTES.



Na madrugada, LUCINDA recebe um telefonema de PERNAMBUCO. São familiares do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, dando conta que acaba de falecer a mãe dele, DONA JOSEFA, vítima de pertinaz moléstia, o câncer, que foi minando todos os órgãos do corpo. Para poder assistir o enterro, marcado para as 17 horas, somente se for de avião. O PM JOÃO procura o MÁRCIO, que trabalha como segurança do Aeroporto Internacional de CUMBICA, a fim de tentar uma viagem ainda hoje. Apesar de todo o empenho do MÁRCIO isso não foi possível. O JOSÉ embarcará amanhã cedo, por volta das 6 horas.



NA TARDE, entrevista dada por mim, em casa, sobre o MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 e a DITADURA VARGAS aos alunos do CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL da UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNISUL -:-

MIRALDO DOS SANTOS VIEIRA

CATIA SILENE FLOR SILVA

ANTÔNIO VASCONCELOS e

RODRIGO ANTÔNIO RODRIGUES.

Os alunos trazem um roteiro com dezesseis perguntas sobre a revolução de 32 bem como desdobramentos após a mesma, inclusive com conotações atualizadíssimas, querendo saber se os estudantes de hoje estariam em condições de desempenhar papel idêntico ao de 32 nos dias atuais.

Uso nessa entrevista o livro de 1936, CRUZES PAULISTAS; a VEJINHA de 1990, que trouxe uma reportagem muito boa sobre a revolução de 32, em julho daquele ano; um encarte de um jornal do município de SOCORRO, de julho de 1999.

Os alunos ainda levam emprestados dois vídeos; um, do desfile de NOVE DE JULHO DE 1999 e outro, o do depoimento do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, em julho deste ano, à TV CULTURA.



EUA RETOMAM OS ATAQUES AO AFEGANISTÃO E BUSH DIZ QUE A PRIMEIRA FASE ACABOU. Uma bomba errou o alvo e atingiu uma área residencial de CABUL, deixando um morto e quatro feridos. Na FLÓRIDA, foram constatados cinco novos casos de pessoas expostas a bactéria ANTRAZ.



VOLTOU AOS RINQUES o pugilista peso-pesado MIKE TYSON, que não lutava há um ano. Ele venceu o dinamarquês BRIAN NIELSEN, por nocaute técnico, no sétimo assalto. Em COPENHAGUE, DINAMARCA.



FALECEU o ex-deputado federal RAUL BELÉM, secretário da AGRICULTURA do governador ITAMAR FRANCO. Foi um dos fundadores do MDB em MINAS. Como deputado estadual, foi cassado pelo AI-5 , em 1969. Depois da anistia de 1979, elegeu-se três vezes para a Câmara Federal . Estava com 63 anos e foi vítima de mielodisplasia.



2 002 : - SÁBADO

JORNAL DA TARDE de 13 de outubro mostrava que 47,7% das pessoas que moravam no bairro do MORUMBI tinham sua residência em favelas e que JOSÉ GENOINO e ALCKMIN queriam conquistar os eleitores de MALUF para o segundo turno da eleição para governador. Além disso, havia uma lista com os 11 traficantes mais perigosos do Estado, muitos deles com estrutura fora do País.



Na madrugada, em SUZUKA, MICHAEL SCHUMACHER venceu o GP DO JAPÃO, com RUBENS BARRICHELLO chegando em segundo. É a nona “dobradinha” da FERRARI. Outro grande nome do GP foi TAKUMA SATO, da JORDAN, que chegou em quinto. A vitória de hoje foi a 64 ª na carreira de SCHUMACHER, disparado quem mais ganhou na FÓRMULA UM. O segundo é ALAIN PROST, com 51 vitórias.

KIMI RAIKKONEN chegou em TERCEIRO;JUAN PABLO MONTOYA chegou em QUARTO lugar. O SEXTO foi JENSON BUTTON. Termina o MUNDIAL DE PILOTOS DE 2002. A próxima prova está marcada para a AUSTRÁLIA, em 9 de março de 2003.



HOJE, às 10 horas, no PARQUE SÃO JORGE, BASÍLIO e quase todos os personagens da célebre decisão entre CORINTHIANS e PONTE PRETA , HÁ VINTE E CINCO ANOS, em 1977, voltarão a se enfrentar. Entre os corinthianos, só o meia LUCIANO ainda não tinha sido localizado. O time que disputou a final do CAMPEONATO PAULISTA, em 13 de outubro de 1977, terá PALHINHA, que não participou do último jogo porque estava machucado. A equipe tinha o comando do gaúcho OSWALDO BRANDÃO, que morreu em 1989.

Às 10:30 horas, numa manhã de cozinhar os miolos, o PM JOÃO leva-me no seu MONZA até POÁ. Vou almoçar mais uma vez com minha mãe, esmaecendo aquela discussão tola de dias atrás, quando ela ofendeu diversas pessoas nas conversas, por telefone, por causa do malfadado terreno de POÁ. Essas terras deixadas por herança pelo meu pai, advindas por sua vez de meu avô MANUEL FONSECA, parecem ter “caveira de burro”. Quase sempre as conversas acerca dessa maldição ofendem os envolvidos. Pedi já para minha mãe que evite conversar sobre terras. Ela parece que compreendeu a minha irritação quando se fala disso. Conversamos com o ADALVO, que, na sexta feira, dia 4 de outubro, estava em SANTA BÁRBARA D´OESTE, no sepultamento de dona MARIA, mãe de dona ONÍLIA, falecida aos 93 anos. A avó do ADALVO foi a quinta da família que morreu neste 2002. Outros parentes que cruzamos hoje em POÁ: CIDA, MARIZETE, RENATO, LEANDRO, FELIPE e FERNANDO.

Vimos os trabalhos do futuro SUPERMERCADO VERAN. Agora parece que os trabalhos de construção seguirão um ritmo mais acelerado. As paredes laterais já foram erguidas, nas divisas do futuro prédio.



Não é apenas no futebol que o BRASIL manda no mundo. Exatamente 106 dias depois de CAFU levantar a taça do campeonato mundial no JAPÃO, o capitão da seleção brasileira masculina de vôlei, NALBERT, repetiu o gesto na ARGENTINA. A equipe do técnico BERNARDINHO ganhou o único título que faltava ao voleibol brasileiro: o do Campeonato Mundial. A conquista veio com a vitória sobre a RÚSSIA por 3 sets a 2. A melhor posição obtida pelo BRASIL até então era o segundo de 1982, na mesma ARGENTINA. O vôlei brasileiro tem agora em seu currículo todos os títulos importantes: o olímpico (de 1992), o da Liga Mundial (de 1993 e 2001), e o de campeão do mundo. ANDRÉ NASCIMENTO foi eleito o melhor atacante e MAURÍCIO, o melhor levantador.



O futebol paulista está dando as cartas no CAMPEONATO BRASILEIRO. Se a primeira fase da competição nacional tivesse terminado hoje, seis dos oito classificados seriam de SÃO PAULO. São eles: 1º SÃO CAETANO; 2º SANTOS; 3º SÃO PAULO; 5º CORINTHIANS; 6º GUARANI e 8º PONTE PRETA. O grande destaque da rodada foi o SANTOS. Os meninos da VILA deram um show de bola no MINEIRÃO e bateram o CRUZEIRO de WANDERLEY LUXEMBURGO por 4 a 1. O CORINTHIANS também se deu bem em BRASÍLIA e derrotou o GAMA, de virada, por 3 a 1. O GUARANI passou pelo CORITIBA por 1 a 0. A PONTE PRETA derrotou o GOIÁS por 3 a 2. A PORTUGUESA ficou no empate de 1 a 1 com o ATLÉTICO PARANAENSE, no CANINDÉ. Outros resultados: INTERNACIONAL 2 x FLUMINENSE 2; BAHIA 5 x ATLÉTICO MINEIRO 3; BOTAFOGO 1 x PAYSANDU 0.



GUSTAVO KUERTEN perdeu o título do TORNEIO DE TÊNIS DE LYON ao ser derrotado pelo francês PAUL-HENRI MATHIEU por 2 sets a 1. O cansaço foi o maior inimigo de GUGA.



A SENADORA eleita ROSEANA SARNEY recebeu alta e deixou hoje à tarde o Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde se submeteu a uma cirurgia para a retirada de nódulos do seio. Ela estava acompanhada pelos pais, o ex–presidente JOSÉ SARNEY e dona MARLI e vai ficar na cidade até a quinta–feira, dia 17, para a retirada dos pontos da cirurgia.



Pouco mais de um ano e meio depois da explosão da plataforma–36, que matou 11 petroleiros, a BACIA DE CAMPOS é novamente palco de um acidente envolvendo a PETROBRÁS. Por volta das 15:30 horas, o navio–plataforma PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAIS, conhecido como P-34, adernou após sofrer uma falha no sistema elétrico e corre o risco de afundar. A empresa precisou interromper a produção da unidade e deslocar os 76 funcionários para a cidade de MACAÉ.



Mais de um milhão e setecentas mil pessoas acompanharam em BELÉM a procissão de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, uma das maiores festas religiosas do País. Os cerca de 4 quilômetros de percurso da procissão foram completados em mais de quatro horas. O cortejo saiu às 7 horas da manhã, com cerca de uma hora de atraso, por conta de um incêndio em uma loja na feira de VER-O-PESO, próximo ao lugar da partida da procissão. Nenhuma das 15 pessoas que estavam no prédio ficou ferida.



O Ministério das Relações Exteriores informou que o militar brasileiro, sargento MARCO ANTÔNIO FARIAS, pode estar entre as vítimas das três explosões ocorridas na ilha de BALI, na INDONÉSIA, ontem à noite. Um outro soldado brasileiro, MARTIN LUTHER AGNER foi atingido por estilhaços da explosão e sofreu um corte no supercílio. O ataque terrorista matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridas – 75% das vítimas são turistas. O grupo de dez integrantes do Exército brasileiro faz parte da FORÇA DE PAZ da ONU em TIMOR LESTE. Eles aproveitavam o dia de folga em BALI e no momento do atentado estavam no SARI CLUB, onde explodiu um carro–bomba. O sargento desaparecido e o soldado AGNER fazem parte do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo (RS) e estavam no TIMOR desde 16 de junho.



FALECEU aos 66 anos, um dos maiores pesquisadores da histórica contemporânea, STEPHEN AMBROSE. É autor de O DIA D, sobre o desembarque na NORMANDIA, na SEGUNDA GUERRA. Sofria de câncer. No MISSISSIPI, EUA.



2 003 : - DOMINGO

Começa hoje a nova novela das oito, da GLOBO, substituindo MULHERES APAIXONADAS. CELEBRIDADE vai contar a história de MARIA CLARA, a empresária que, há 15 anos, foi marcada pela morte do seu noivo. Por causa disso, CLARA é receosa e não costuma se envolver com ninguém. No início da novela viverá um romance com o empresário OTÁVIO (THIAGO LACERDA), mas irá se decepcionar com o rapaz. A mocinha também sofrerá uma tentativa de seqüestro e receberá um golpe de sua funcionária LAURA (CLÁUDIA ABREU), a vilã da trama. Na descrição distribuída aos jornalistas, LAURA tem definições paradoxais, como “humilde, sedutora, suave, desprotegida, agressiva...” Aliás, LAURA irá matar a saudade dos órfãos de MULHERES APAIXONADAS. Assim como RAQUEL (HELENA RANALDI), ela irá apanhar do companheiro, que, coincidentemente, também se chamará MARCOS, mas será vivido por MÁRCIO GARCIA. Mas o foco é mais leve: “LAURA é um personagem de NELSON RODRIGUES. Tem suas fantasias, vive um amor bandido e pede para apanhar”, explica CLÁUDIA ABREU. Em uma das cenas de “despudor” gravadas pela atriz – e os capítulos iniciais estão cheios delas - LAURA pede para o companheiro lamber seus pés. “Ela é realmente louca”, completa CLÁUDIA. Depois de fracassado o romance com OTÁVIO, CLARA vai se envolver com o produtor de cinema FERNANDO AMORIM (MARCOS PALMEIRA). Nascido em família humilde, FERNANDO alcançou o sucesso na EUROPA. Casado com BEATRIZ (DÉBORAH EVELYN), volta ao BRASIL consagrado para receber o Prêmio FAMA e também para exibir seu sucesso ao sogro, o poderoso empresário LINEU VASCONCELOS (HUGO CARVANA), que nunca o aceitou como genro. LINEU, aliás, tem uma ligação antagônica com MARIA CLARA: é tio de RENATO MENDES – a quem estima muito – dono da revista FAMA e patrocinador dos shows da empresária. Deixando o glamour de lado, CELEBRIDADE também vai contar com um núcleo divertido, o dos moradores do ANDARAÍ, bairro de subúrbio do RIO. É lá que estará o núcleo cômico da novela, composto pelas manicures DARLENE (DEBORAH SECCO) e JAQUELINE (JULIANA PAES) e o soldado do Corpo de Bombeiros VLADIMIR (MARCELO FARIA). VLADIMIR é namorado de DARLENE e é ele que, sem esforço algum, ficará famoso. É no ANDARAÍ também que o jornalista, este considerado honestíssimo, CRISTIANO REIS (ALEXANDRE BORGES) irá morar com seu filho ZECA (BRUNNO ABRAHÃO). CRISTIANO é viúvo e nutrirá um discreto amor pela também viúva NOÊMIA, papel de sua mulher na vida real, JÚLIA LEMMERTZ, que viverá em função do filho PAULO CÉSAR (PAULO VILHENA).



Um dia fechado, com chuvisqueiros, é a segunda-feira que me obriga a ir para SÃO PAULO a fim de cuidar dos afazeres da entidade que dirijo. Ali estão alguns oficiais. Discutimos o X-MEN II, objeto de estudos por parte do CAPITÃO ALEMÃO. Ele fará uma palestra sobre isso. ELÁDIO devolve-me o livro AMOR DE PERDIÇÃO, de CAMILO CASTELO BRANCO.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro-me com o Cel MENDES e vamos para a 41ª reunião da Comissão Cultural e Cívica da Associação Comercial. FRANCISCO GIANNOCCARO preside essa reunião. Estão presentes: GIAMBATISTA SERRA DI NERVI, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, DANIELLA FERRAZ, GAETANO BRANCATI LUIGI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, LUIZ EDUARDO CORREA DIAS, OG POZZOLI, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, VIVIANO FERRANTINI, MARCELO ANDRÉ TOMELIM, ALFREDO BRUNO JÚNIOR. O presidente apresenta a nova participante da Comissão – INA OUANG – É lembrado que o senador ALOÍSIO MERCADANTE encaminhou telegrama à Comissão, por ter enaltecido o seu empenho na Lei do Presidente que manda que as escolas hasteiem a Bandeira Nacional nos dias feriados. GIANNOCCARO determina que o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL no desfile de NOVE DE JULHO seja encaminhado ao Presidente GUILHERME AFIF DOMINGOS. Fala-se sobre a Campanha das dez mil bandeiras, com encargo do DEGRAU. O nosso presidente quer resgatar o civismo no Museu do Ipiranga com o retorno do projeto IMAGEM E SOM. GIANNOCCARO propõe uma exposição com documentos do arquivo histórico de SÃO PAULO, por ocasião das comemorações dos 450 anos de SÃO PAULO.

Terminada a reunião, vou embarcar, com o Cel MENDES, no metrô. São quase 17 horas e esfria bem nesse final de tarde.

Em casa, encontro o IAGO dando um “baile” na sua bisavó, no avô JOÃO e no pai, PAULO CÉSAR. A sala está lotada de carrinhos. No corredor estão diversas bolas. De vez em quando há uma briga do IAGO com a cadelinha SUZY (esta tem ciúmes do menino).



O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA lançou o Programa Brasileiro de Cinema e Audiovisual, ao lado do vice JOSÉ ALENCAR e do ministro da CULTURA, GILBERTO GIL, em uma solenidade que teve a atriz MARIA FERNANDA CÂNDIDO como mestre-de-cerimônias. Com a nova medida, o Ministério da CULTURA pretende investir na exportação de produtos audiovisuais. Bem-humorado, o presidente pegou uma câmera e filmou parte dos 500 convidados, formados, na maioria, por artistas e cineastas. Deu closes na mulher MARISA LETÍCIA, no ministro da Casa Civil, JOSÉ DIRCEU, e no cineasta ROGÉRIO SGANZERLA, homenageado no evento.



O procurador-geral da República, CLÁUDIO LEMOS FONTELES, denunciou no Supremo Tribunal Federal o vice-presidente da Câmara dos Deputados, INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, por trabalho escravo. O deputado é acusado de manter os funcionários de uma de suas propriedades em condições precárias.



O vice-prefeito de SÃO PAULO, HÉLIO BICUDO, entrou na Justiça com uma ação indenizatória contra o SBT por danos morais e uso indevido de imagem. A razão do processo é a entrevista com falsos integrantes da facção criminosa PCC, veiculada no programa DOMINGO LEGAL, em 7 de setembro. BICUDO foi uma das pessoas ameaçadas na reportagem.



O campeão mundial dos superpenas, ACELINO POPÓ DE FREITAS, o POPÓ, recebeu uma medalha do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, FRANCISCO FAUSTO, pelos projetos que desenvolve no combate ao trabalho infantil. O pugilista possui duas academias que ensinam boxe gratuitamente, uma em SALVADOR e outra em GOIÂNIA, para mais de 200 crianças pobres.



A nova novela das oito da GLOBO entrou no ar hoje e marcou 49 pontos de ibope – a anterior, MULHERES APAIXONADAS, fez 45 de média na estréia. Boa parte do capítulo serviu para apresentar os personagens criados por GILBERTO BRAGA. O telespectador conheceu MARIA CLARA DINIZ (MALU MADER), uma poderosa produtora musical. Os outros papéis transitaram ao redor dela, alguns como amigos, outros como inimigos, (como o jornalista inescrupuloso vivido por FÁBIO ASSUNÇÃO). O final foi dedicado ao plano da vilã LAURA (CLÁUDIA ABREU) para conquistar a confiança da heroína e conseguir um emprego. Houve show do SIMPLY RED, perseguição de carro e até explosões, mas o clima esquentou mesmo em uma cena de sexo com MALU e THIAGO LACERDA e com um topless de JAQUELINE (JULLIANA PAES).



TÉCNICO JÚNIOR PEDE AS CONTAS APÓS AMARGAR DUAS DERROTAS NO BRASILEIRÃO. O treinador carioca alega à diretoria falta de condições de agradar a FIEL torcida. Foi uma das permanências mais curtas no comando do CORINTHIANS em toda a sua história. O treinador JÚNIOR foi apresentado como substituto de GENINHO no dia 1 º de outubro. Viu de fora o novo clube derrotar o VITÓRIA por 2 a 1 e se animou. Quando desceu para o gramado, descobriu que a situação era mais feia de perto. JÚNIOR ficou no cargo durante duas partidas oficiais do time no CAMPEONATO BRASILEIRO – derrotas de 3 a 0 para o SÃO CAETANO e SÃO PAULO. Depois de uma viagem ao RIO após o tropeço diante do tricolor, ele voltou a SÃO PAULO apenas para pedir as contas. Planos e projetos construídos pela diretoria corintiana com a sua chegada foram arquivados. JÚNIOR não é mais o técnico da equipe.



O alemão MICHAEL SCHUMACHER provou que não é um destruidor apenas nas pistas, onde costuma demolir seus adversários. Na comemoração do inédito hexacampeonato mundial de Fórmula 1, ele revelou seu lado vândalo, ao destruir um escritório montado pela TOYOTA no autódromo de SUZUKA durante a comemoração do histórico recorde, segundo publicou hoje o jornal inglês “THE SUN”. Móveis, garrafas e até uma televisão foram destruídos na “festinha”. A inusitada celebração contou com a participação do seu irmão RALF, e do francês OLIVIER PANIS. Tudo começou quando o trio decidiu comemorar o título com um brinde. O problema é que eles parecem ter passado da conta e começaram a sessão de vandalismo. Despejaram bebidas um no outro e depois passaram a jogar os móveis pela janela.



VALORIZAR bons policiais e identificar ações que ajudaram a resolver problemas de segurança pública. ESTES SÃO OS OBJETIVOS principais do PRÊMIO POLÍCIA CIDADÃ, lançado hoje pelo INSTITUTO SOU DA PAZ. Até o dia 5 de dezembro, integrantes das Polícias MILITAR, CIVIL e TÉCNICO-CIENTÍFICA que trabalhem na rua ou nos gabinetes podem se inscrever. As 25 melhores ações selecionadas por uma comissão de especialistas em segurança pública receberão seis mil reais cada uma. Têm mais chances as que mostrarem aproximação com a comunidade e integração com outras polícias. Não há limite de tempo: o fato pode ter se passado há dias ou anos. A diretora do instituto, LUCIANA GUIMARÃES, explica que , nesta primeira edição, só poderão se inscrever policiais que atuam na cidade de SÃO PAULO.



O ator, poeta e compositor AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO, conhecido como CHICO FRO, morreu hoje de madrugada, em PINDAMONHANGABA, aos 75 anos, vítima de problema coronário. Ele ficou famoso por atuar em 14 filmes ao lado de MAZZAROPI.



MORREU hoje, aos 40 anos, o jornalista LÁZLO VARGA. Natural da Capital, trabalhou na área de economia nos jornais DIÁRIO DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA – DCI, DIÁRIO DO GRANDE ABC, FOLHA DE SÃO PAULO e nas sucursais de O GLOBO e JORNAL DO BRASIL. Passou também pelas revistas CARAS e ISTO É DINHEIRO.



HOJE, pela manhã, foi sepultado no Cemitério Israelita de EMBU, região metropolitana, o corpo do jornalista ALESSANDRO PORRO, que morreu aos 73 anos e 50 de profissão, no sábado. Italiano naturalizado brasileiro, nasceu em NÁPOLES, onde começou a carreira. Foi repórter da revista ÉPOCA, de MILÃO, antes de vir para o BRASIL, onde trabalhou na Editora ABRIL. Correspondente da VEJA em PARIS, passou também por LONDRES, ROMA, BUENOS AIRES e TEL-AVIV. Foi um dos fundadores da REALIDADE. Em 2001, publicou o livro MEMÓRIAS DO MEU SÉCULO.



FALECEU o desembargador ACÁCIO REBOUÇAS, aos 94 anos. Ex-presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA de SÃO PAULO e do TRIBUNAL REGINAL ELEITORAL de SÃO PAULO, ex-Corregedor Geral da Justiça de SÃO PAULO.



Os agora ex-siameses egípcios de dois anos de idade, separados ontem, em um hospital infantil de DALLAS, TEXAS (EUA), por uma equipe de neurocirurgiões pediatras, dormem pela primeira vez em camas individuais, após a operação de mais de 26 horas. Os médicos do Centro Médico Infantil alertaram que os meninos “enfrentarão uma longa recuperação no caminho de suas novas vidas”.



Em meio a mais grave crise vivida por seu governo, o presidente da BOLÍVIA, GONZALO SÁNCHEZ DE LOZADA, rechaçou exigência de renúncia, feita pela oposição e motivada pelo projeto de exportar gás natural através do CHILE. A recusa ocorreu horas depois que quatro ministros entregaram seus cargos e 14 pessoas morreram durante confrontos com a polícia, em LA PAZ e na vizinha cidade de EL ALTO. Como forma de conter a revolta – que se agravou neste fim de semana e já deixou 58 mortos e mais de 100 feridos – SÁNCHEZ DE LOZADA suspendeu o projeto de exportação de gás.



FALECEU o canadense BERTRAM N. BROCKHOUSE, um dos ganhadores do Prêmio NOBEL DE FÍSICA DE 1994, por desenvolver uma técnica para medir a estrutura atômica da matéria. AOS 85 ANOS, de causa não divulgada, em HAMILTON, no CANADÁ.



ASSISTO na GLOBO “UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL”, filme de 1999, dirigido por ROGERS MITCHELL, com JÚLIA ROBERTS, HUGH GRANT, HUGH BONEVILLE e EMMA CHAMBERS. Uma espécie de Gata Borralheira às avessas, com HUGH GRANT fazendo livreiro de LONDRES que se envolve, por acaso, com famosa estrela americana que filma em LONDRES. JÚLIA ROBERTS deve ter-se divertido bastante com a inversão do seu já “cult” UMA LINDA MULHER. E a verdade é que esta comédia romântica tem certo charme (decorrente em boa parte, é verdade, do carisma da dupla).



2 004 : -QUARTA-FEIRA

A candidata à reeleição MARTA SUPLICY (PT) está de licença do cargo de prefeita a partir de hoje. O afastamento, que vai durar 14 dias, termina em 27 de outubro, três dias antes do segundo turno da eleição. A licença foi tirada para que ela possa se dedicar totalmente à campanha eleitoral. O vice-prefeito HÉLIO BICUDO ficará no lugar de MARTA.

HELIO BICUDO esteve no CANADÁ participando de um congresso sobre a pena de morte (começou na quarta-feira, dia 6, e terminou no domingo, dia 10 de outubro).



Vou para SÃO PAULO por volta das 11 horas. Preciso acertar as contas no BANESPA, agência que fica no Corpo de Bombeiros, pois os gastos em casa são tantos que estou meio perdido na prestação das contas. Ali encontro o CORONEL PM Ref OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE. Enquanto aguardamos a nossa vez de ser atendidos, lembramos o bom tempo do antigo CPC, quando ele e o então CAPITÃO NIOMAR chegaram para trabalhar com o Cel NELSON TRANCHESI. Estávamos nos fins de 1975 e eles ali foram promovidos a MAJOR. Recordamos os nossos oficiais mais antigos, além do TRANCHESI, o GUAICURU, PEDRO JACOB TAIAR e outros. Também lembramos do triste episódio do DOI-CODI e da figura inocente e por demais simplória do ingênuo “SOLDADO MENESES”. Esse soldado, agora sargento reformado, foi meu ordenança e depois o levei para o CPC para ser o ordenança do Comandante do Policiamento da Capital. Foi um encontro que serviu, neste início de tarde, para “matarmos a saudade”.

No MMDS, enquanto os oficiais discutem o que fazer neste mês de outubro, “quebrado” por causa de feriados, eleições, preparativos para o segundo turno, assisto no DVD da entidade o filme “OUTONO EM NOVA YORK”, fornecido pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO.

Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dona CÉLIA apresenta-me uma moça que está iniciando na portaria, no lugar de outra que o CORONEL RENALDO tinha arrumado e que ficou muito pouco tempo, talvez uma semana. Dona CÉLIA diz que o Sr MARCONDES esteve nesta tarde no MMDC, mas por pouco tempo, pois precisa estar constantemente ao lado de sua esposa, dona JÚLIA, que não mais apresenta melhoras no seu estado de saúde. Ela me dá algumas fotos tiradas na solenidade do dia 2 de outubro.

Já em casa, telefono para o professor EGBERTO MAIA LUZ, que hoje está completando 88 anos de idade. Convido-o para um encontro no 1º BPChq, no dia 15 de outubro, quando será comemorado o aniversário da ROTA. O mesmo faço com o advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI. Este, diz que postou o projeto do novo Estatuto para vários conselheiros do MMDC, conforme uma listagem que lhe forneci.



Nesta noite, em MACEIÓ (AL), o BRASIL foi a grande decepção da rodada de abertura do segundo turno das Eliminatórias para a COPA DO MUNDO de 2006. Jogou mal, não conseguiu superar a retranca da lanterna COLÔMBIA e apenas empatou em 0 a 0. O resultado garantiu a liderança isolada ao BRASIL com 20 pontos, um a mais que a ARGENTINA, segunda colocada (isto porque a ARGENTINA também empatou com o CHILE com o placar em branco). Outro empate também aconteceu entre PARAGUAI 1 x PERU 1. O BRASIL jogou com: DIDA, CAFU, JUAN, ROQUE JÚNIOR e ROBERTO CARLOS; RENATO, MAGRÃO (ELANO), ALEX (ADRIANO) e ZÉ ROBERTO (EDU); RONALDINHO GAÚCHO e RONALDO.



Um protesto de moradores do CINGAPURA CHAPARRAL fechou hoje o acesso da MARGINAL TIETÊ à Avenida TIQUATIRA, das 18 horas às 20:20 horas. Uma barricada de pneus em chamas bloqueou a pista e policiais que tentaram pôr fim à manifestação foram apedrejados. O tumulto começou depois que DEIVID ARAÚJO ROSA, de 19 anos, foi morto por homens da ROTA, após roubar um celular e atirar contra os policiais. Moradores afirmam que o rapaz foi executado.



Seis suspeitos do assassinato de EMILIE PEREZ DE SOUZA, de 10 anos, em RIO GRANDE DA SERRA, no ABC, foram presos hoje. Ao todo são sete detidos. Uma das prisões ocorreu no dia em que o corpo foi encontrado. Filha de NILSON GONÇALVES DE SOUZA, candidato derrotado a vice-prefeito, EMILIE sumiu no dia 3. O corpo foi encontrado quatro dias depois.



Um rapaz de 17 anos, de classe média, estudante de um colégio particular na capital do Estado de RONDÔNIA, confessou o assassinato de APOENA MEIRELLES, ex-presidente da FUNAI, em PORTO VELHO, RONDÔNIA. O sertanista teria entrado em luta corporal com o assaltante do lado de fora do BANCO DO BRASIL, e foi atingido pelos disparos da pistola automática. O menor, que não tem passagem pela polícia, assaltou o sertanista na saída de um caixa eletrônico. Disse que atirou porque MEIRELLES reagiu. Foi ele reconhecido como o autor dos disparos por CLEONICE MANUSR, funcionária da FUNAI, principal testemunha no caso. O rapaz foi levado para o Juizado da Infância e da Juventude.



Após roubarem quinze mil reais de uma agência bancária do BRADESCO, na VILA MARIANA, cinco criminosos fugiram pegando o metrô, segundo afirmou a polícia. Durante a ação, um cliente foi feito refém. Os funcionários do banco acreditam que os mesmos bandidos já assaltaram a agência em outra ocasião.



A Justiça Eleitoral de SÃO PAULO proclamou hoje os resultados oficiais do primeiro turno da eleição municipal. O TRE confirmou que o candidato tucano, JOSÉ SERRA, teve 2.686.396 votos (ou 43,56% do total), enquanto MARTA SUPLICY recebeu 2.209264 votos (35,82%) – números que os levam para o segundo turno. SERRA teve uma vantagem de 7,74 pontos percentuais sobre a prefeita. O presidente do TER, desembargador ÁLVARO LAZZARINI, e o juiz titular da 1ª Zona Eleitoral, JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS, convocaram oficialmente os dois candidatos para o segundo turno e anunciaram os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal.



O ex-prefeito PAULO MALUF disse hoje que está sendo vítima de uma “armação tucana”, depois de prestar esclarecimentos ao Ministério Público Estadual sobre uma gravação que o envolve numa suposta tentativa de comprometer o candidato tucano, JOSÉ SERRA. “Eles (PSDB) querem diminuir o meu eventual apoio”, disse MALUF, que deve apoiar a prefeita MARTA SUPLICY, como sugeriu a direção nacional de seu partido. Ele anunciará no dia 15 a sua decisão. A gravação é de uma conversa entre o vereador BRASIL VITA (PP), aliado de MALUF, e o ex-presidente da Câmara Municipal, ARMANDO MELLÃO. Nos diálogos, VITA tenta convencer MELLÃO a negar denúncias que fizera contra MALUF e acusar SERRA de tê-lo pago para fazer as acusações. VITA também foi ouvido hoje pelo promotor JOSÉ REINALDO GUIMARÃES CARNEIRO, do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (GAECO). Ele depôs por cerca de uma hora e utilizou uma saída lateral para não falar com os jornalistas.

MALUF negou ter conhecimento da conversa. “Ele (MELLÃO) vai lá na casa de VITA, e quem é que vai conversar na casa de alguém de boa-fé e leva um gravador no bolso? Então isso é uma armação, no meu entender, tucana. Eles estão se mostrando como dedos-duros, porque primeiro quiseram destruir a candidatura ROSEANA SARNEY (pré-candidata à Presidência em 2002 pelo PFL) e agora, através de um indivíduo desqualificado como o ARMANDO MELLÃO querem diminuir o meu eventual apoio”.

O promotor contou que VITA reconheceu a autenticidade da conversa, mas alegou que “sabendo que estava sendo gravado, quis dar corda para MELLÃO para ver onde ele queria chegar”. “Agora vamos definir os próximos passos. Estamos apurando, no caso, a tentativa de corrupção de uma testemunha (MELLÃO), disse CARNEIRO.

Na terça-feira, dia 12, MALUF e seu filho FLÁVIO foram indiciados pela Polícia Federal em cinco crimes ligados a contas na SUÍÇA, que supostamente seriam da família MALUF e teriam sido abastecidas com recursos desviados de obras públicas. “Graças a DEUS fui indiciado, porque agora vou poder provar minha inocência”, comentou MALUF.



Após três meses de investigações, nove inspetores e dois delegados mataram hoje, numa operação que durou 20 minutos, o traficante mais procurado do RIO, IRAPUAN DAVID LOPES, o “GANGAN”, de 34 anos, foi morto durante uma troca de tiros com policiais. Armado com uma pistola GLOCK 9 mm, de fabricação australiana, o bandido reagiu quando foi abordado por volta das 5 horas numa casa no alto do MORRO DE SÃO CARLOS, no ESTÁCIO. GANGAN foi atingido no abdômen e chegou a ser levado para o hospital SOUZA AGUIAR, no Centro, mas chegou morto.



KAYKY BRITTO comemorou seus 16 anos com uma superfesta na boate SÃO TOMÉ, no RIO, nesta quarta-feira. Acompanhado de sua irmã, a atriz STHEFANY BRITTO, KAYKY se revelou um exímio dançarino de forró e não abandonou a pista de dança. Na hora do parabéns, foi alvo da brincadeira dos amigos, que enterraram seu rosto no bolo.



RECEBERAM o prêmio UNESCO de 2004 o ministro do Supremo Tribunal Federal JOAQUIM BARBOSA, por seu trabalho pela promoção da igualdade racial; o ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, pela campanha do desarmamento, e mais oito personalidades e instituições brasileiras com atuação destacada em áreas de ação da entidade, em BRASÍLIA.



O PAPA JOÃO PAULO II promoveu DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, antes bispo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, a arcebispo de BELÉM DO PARÁ. Ele substitui DOM VICENTE JOAQUIM ZICO, que renunciou, há dois anos, por motivo de idade. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem apresentar sua renúncia ao completar 75 anos. D. ORANI, de 54 anos, paulista de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, é presidente da Comissão Especial para a Cultura, Educação e Comunicação Social dos BISPOS DO BRASIL (CNBB). Sua posse foi marcada para 8 de dezembro, festa da IMACULADA CONCEIÇÃO e 30º aniversário de sua ordenação sacerdotal.



Investigadores dos EUA descobriram uma cova coletiva, perto de AL-HATRA, no norte do IRAQUE, onde estão enterrados cerca de 300 corpos. Segundo a CNN, os especialistas acreditam que os restos mortais achados no local são de mulheres e crianças curdas, assassinadas pelo regime de SADDAM HUSSEIN. Caso isso seja comprovado, o governo dos EUA terá mais razão para acusar SADDAM de ter cometido crimes contra a HUMANIDADE.



2 005 : - QUINTA-FEIRA

O CARINHO É NECESSÁRIO, MAS QUANDO A BUSCA DESSE TOMA O TEMPO INTEIRO DOS PENSAMENTOS E ATITUDES, AÍ A COISA MUDA DE DIMENSÃO, E A NECESSIDADE SE TRANSFORMA EM NEUROSE, PROVOCANDO TODO TIPO DE DECEPÇÕES E SOFRIMENTOS.



Nesta manhã faço uma ligação telefônica para o Professor EGBERTO MAIA LUZ, que hoje está aniversariando (89 anos). As pessoas gostam de ser lembradas e o nosso antigo mestre da Escola de Oficiais demonstra sua alegria ao receber o meu telefonema.

Enfrentando um dos dias mais quentes de 2005, com temperatura de 34 graus, vou para a cidade de SÃO PAULO. Leio uma reportagem alertadora da revista VEJA número 41, ano 38, datada de 12 de outubro: A TERRA NO LIMITE: já estamos arrancando do planeta mais do que ele pode dar – o contra-ataque da natureza: novos vírus e epidemias – o ciclo vital da FLORESTA AMAZÔNICA começa a se romper. Presido mais uma reunião dos oficiais do MMDS, onde acirra a problemática do referendo do DESARMAMENTO. Embora tenhamos fechado a questão pelo “NÃO”, alguns oficiais se mostram reticentes. Não querem expor abertamente suas opiniões.



No MMDC, encontro o doutor ROMAGNOLI. Ele irá viajar à noite para o MATO GROSSO DO SUL. Amanhã fará a defesa de um cliente na cidade de MARIANA, a 200 km da Capital. Conversamos sobre os pagamentos das dívidas da Sociedade e a nova fase da mesma, após a assunção da presidência do veterano GINO STRUFFALDI.

O presidente faz uma ligação para nós. Ele ficou cansado após a solenidade no Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”. É que, logo em seguida, foi também num aniversário, à noite. Combina o encontro amanhã na PRAÇA HERÓIS DA FEB. Ele será levado pelo seu filho ALDO STRUFFALDI. Possivelmente sua esposa estará presente, pois ele receberá a Medalha “MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA”.

O CORONEL MENDES corre, desde a manhã desta quinta-feira, acertando a vida financeira da Sociedade. A funcionária LUCIENE insiste em receber em dinheiro as suas férias, completadas no início de outubro. Mas ele chega no MMDC um pouco depois das 16 horas.

Ainda hoje o MENDES irá fazer uma pequena homenagem à sua sogra, dona OÇAINE BAILÃO, mãe de dona OÇAINE (tem o mesmo nome da mãe). A temperatura é muito alta. A viagem de retorno para GUARULHOS é sofrível. Estou com a pressão alta.



Com arbitragem polêmica e invasão da VILA BELMIRO pela torcida santista, o CORINTHIANS ganhou nesta noite do SANTOS por 3 a 2, quebrando um tabu de quase quatro anos sem vitória sobre o rival. O jogo não chegou ao fim, sendo paralisado aos 45 minutos da etapa final por causa da revolta da galera, que entrou no gramado para agredir o árbitro CLÉBER WELLINGTON ABADE. O juiz encerrou a partida minutos depois, alegando falta de segurança e agressão física por parte dos torcedores. O jogo agora terá de ser submetido à apreciação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que deve confirmar o resultado e interditar a VILA BELMIRO.

Antes do clássico, os torcedores santistas já protestavam contra a decisão do STJD de anular a partida anterior, vencida pelo PEIXE por 4 a 2. Na saída do estádio, houve briga, quebra-quebra e carros depredados. A polícia reagiu com tiros de balas de borracha. Com essa vitória, o TIMÃO segue na ponta, com 62 pontos, abrindo 14 de vantagem sobre o SANTOS, que permanece com 48.



Policiais federais, que investigam o furto de 2,1 milhões de reais apreendidos na OPERAÇÃO CARAVELAS, no mês passado, e que estavam na sede da Polícia Federal, no RIO, estão em busca da mulher do agente MARCOS ROCHA. Ela pode estar com o dinheiro ou saber o local onde podem ter sido escondidos os reais, dólares e euros retirados da sala-cofre da Delegacia de Repressão à Entorpecentes da PF. Em depoimentos tomados até agora, o agente ROCHA nega que tenha praticado o furto. A informação é diferente do depoimento prestado na sexta-feira, dia 7 de outubro, na Justiça Federal, pelo escrivão FÁBIO MAROT KAIR. Na ocasião, KAIR disse que o agente ROCHA havia confidenciado o furto na terça-feira, dia 20 de setembro.



O PM ÉDSON LUIZ GOMES DA CUNHA, de 33 anos, foi assassinado ao tentar impedir o furto de seu veículo na noite de quarta-feira, dia 12, na região de SANTO AMARO, zona sul da Capital. Lotado na 6ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar, o PM, que estava de folga, chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital SÃO LEOPOLDO. Ele ainda baleou um adolescente de 16 anos, acusado de tê-lo matado. O tiroteio ocorreu na Avenida VEREADOR JOSÉ DINIZ, esquina com a MARECHAL DEODORO, em SANTO AMARO. O PM estava em seu CORSA, quando dois assaltantes chegaram. Segundo testemunhas, os dois suspeitos se aproximaram do carro e não teriam visto que o soldado estava dentro. Eles tentaram abrir o veículo, quando CUNHA surpreendeu a dupla, mas recebeu um tiro na barriga. No revide, o PM atingiu o rapaz de 16 anos de raspão. O segundo assaltante conseguiu escapar. O menor, ferido, tentou fugir, mas foi preso por policiais da 1ª Companhia do 22º BPMM. A arma do acusado foi apreendida. CUNHA estava na Corporação havia pouco mais de três anos.



Os primeiros exames revelaram que o legista CARLOS DELMONTE PRINTES não teve morte natural. DELMONTE, encontrado morto na quarta-feira, dia 12, foi o perito que apontou sinais de tortura no corpo do prefeito de SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL. Para os promotores, a hipótese de suicídio é mais provável, mas não afastam a possiblidade de assassinato.



O aniversário de 26 anos foi no dia 11 de outubro, mas, devota fervorosa de NOSSA SENHORA APARECIDA, a estudante de pedagogia DANIELLA BARBOSA FARIA decidiu comemorar a nova idade na noite do dia 12, dia da PADROEIRA. Fez brigadeiro e bolo de chocolate. Horas depois, estava morta. DANIELLA foi assassinada com um tiro na cabeça, na frente de sua casa, na rua ATALANTA, no bairro de classe média JARDIM SÃO PAULO, na região de SANTANA.

Após a festa de aniversário, DANIELLA e o namorado, RONALDO JOSÉ, 30 anos, foram ao shopping no carro de RONALDO, um CELTA prata. Assim que o casal retornou do passeio, o carro foi estacionado em frente ao portão da casa, na Rua ATALANTA. Quando os namorados se preparavam para descer do veículo, foram abordados por dois jovens, que aparentavam ser menores de idade e usavam boné. Um deles sacou a arma e anunciou o roubo. Em seguida, atirou na direção de RONALDO, que dirigia o veículo. No banco do passageiro, DANIELLA ainda tentou se abaixar, mas a bala atingiu a sua cabeça. Os ladrões, então, fugiram sem levar nada. Testemunhas viram um GOL azul escuro na esquina da rua. Ele teria sido usado para a fuga dos assaltantes. As placas do veículo não foram anotadas.



Os deputados petistas JOÃO PAULO CUNHA, JOSÉ MENTOR, PROFESSOR LUIZINHO, JOSIAS GOMES e PAULO ROCHA vão recorrer mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal para tentar barrar os processos de cassação que serão abertos contra eles no Conselho de Ética da Câmara. Acusados de envolvimento com esquema de compras de votos, eles vão alegar que não tiveram direito a defesa.



Na agenda apertada de PORTUGAL, hoje, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA abriu espaço para prestigiar a entrega do prêmio LUÍS DE CAMÕES à escritora LYDIA FAGUNDES TELLES, da Academia Brasileira de Letras. Muito aplaudida, LYGIA disse que estava muito feliz com a premiação, mas no discurso falou do que chamou de catástrofes do planeta”. “É um planeta desesperado, com guerras, traições, catástrofes, corrupção”, disse ela, diante do presidente LULA e do presidente de PORTUGAL, JORGE SAMPAIO.



O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que o surgimento de febre aftosa em MATO GROSSO DO SUL não ocorreu por falta de liberação de recursos pelo governo para vacinação ou fiscalização. Ele responsabilizou os fazendeiros. “O primeiro responsável pela vacinação do rebanho é o proprietário, porque aquilo é seu patrimônio, é seu ganha-pão”, declarou em entrevista após reunião com o primeiro-ministro de PORTUGAL, JOSÉ SÓCRATES, na cidade do PORTO. O ministro da Agricultura, ROBERTO RODRIGUES, não quis comentar as afirmações de LULA. Mais cedo, porém, ele tinha dito que os produtores de MATO GROSSO DO SUL são sérios. Pecuaristas reagiram com indignação às declarações de LULA.



A delação premiada desequilibra as ações de defesa e acusação e tem se tornado um atalho perigoso do Ministério Público. A avaliação é do advogado JOEL CORRÊA DE LIMA, da MCP CONSULTORES & ADVOGADOS. Defendendo o escrivão FÁBIO MAROT KAIR, que denunciou o envolvimento de policiais federais com o desvio de drogas e sumiço de dinheiro da PF do RIO DE JANEIRO, LIMA disse nesta quinta-feira que para quem denuncia “o ônus é muito maior que o bônus”. KAIR está preso. Denunciou em troca da delação premiada, mesmo desaconselhado por LIMA.



CONDENADA pelo Tribunal de Justiça do RIO GRANDE DO SUL, a pagar cem salários mínimos a uma paciente, a médica GISELE NUNES VIEIRA DA SILVA. Ela não teria diagnosticado que a mulher, grávida, era portadora do vírus da AIDS. O bebê, que nasceu com HIV, morreu poucos dias depois. GISELE pode recorrer.



INDICADOS sete jogadores brasileiros ao prêmio de melhor jogador da temporada de 2005. Entre os trinta nomes da lista estão: ADRIANO, CAFU, KAKÁ, ROBERTO CARLOS, ROBINHO, RONALDO e RONALDINHO GAÚCHO, ganhador do ano passado. O resultado será anunciado no dia 19 de dezembro, em ZURIQUE.



O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, órgão ligado ao Ministério da Justiça, condenou vinte laboratórios, hoje, por formação de cartel e boicote aos medicamentos genéricos. As empresas terão de pagar entre 1% e 2% do que faturaram bruto no BRASIL em 1998, ano em que teria sido feito o boicote. Desde a chegada dos genéricos, os laboratórios deixam de lucrar anualmente cerca de doze bilhões de dólares.



Escritor, roteirista e ator, o inglês HAROLD PINTER, 75 anos, foi a surpresa da Academia Sueca ao anunciar o NOBEL DE LITERATURA. “Pela sua obra, descobre-se o princípio que há por trás do balbuciar cotidiano. Seus textos entram nos espaços fechados da opressão”, foi a justificativa. O prêmio, 1,1 milhão de euros, será entregue em dezembro.

Pitoresco e falastrão, nos últimos anos ele vem chamando mais atenção por suas posições políticas do que por seus escritos – entre os quais se incluem peças como “FELIZ ANIVERSÁRIO” e roteiros como o de “A MULHER DO TENENTE FRANCÊS”. PINTER chegou a relacionar sua luta contra o câncer de esôfago, há três anos, com o “pesadelo da histeria, ignorância, arrogância, estupidez e beligerância americanas” – suas palavras. Por ocasião da intervenção no IRAQUE, chamou o primeiro-ministro TONY BLAIR de “idiota iludido”. O radicalismo de PINTER atiçou o jornal inglês THE GUARDIAN, que afirmou em reportagem de agosto de 2001 que o dramaturgo defendia a inocência de SLOBODAN MILOSEVIC, ex-ditador da IUGOSLÁVIA e genocida comprovado, sob o argumento de que ele era “vítima da agressão do imperialismo americano”. PINTER negou as afirmações. No mês seguinte, novo artigo do GUARDIAN sugeria que o dramaturgo aprovava os atentados de 11 de setembro. Embora a obra de PINTER seja representativa, sua premiação reforça a suspeita de falta de clareza nos critérios de seleção do NOBEL DE LITERATURA. A vencedora de 2004, por exemplo, foi a austríaca ELFRIEDE JELINEK, dona de uma obra pouco relevante, mas crítica feroz da extrema direita. A Academia Real Sueca, entretanto, afirma não levar em consideração a visão política de seus candidatos. Em ESTOCOLMO.



Divididos em dez grupos fortemente armados, cerca de cem separatistas chechenos provocaram hoje um banho de sangue ao atacarem simultaneamente as sedes de órgãos de segurança de NALCHIK, numa região de maioria muçulmana no CÁUCASO, sul da RÚSSIA. Forças armadas reagiram, houve intensa troca de tiros durante horas e ao menos 85 pessoas morreram. Outras 80 ficaram feridas.

As ações coordenadas foram a maior demonstração de força dos separatistas desde setembro de 2004, quando um ataque a uma escola em BESLAN resultou na morte de 331 reféns, metade deles crianças. Foram atacadas: três delegacias, um centro antiterrorismo e prédios do Serviço de Segurança Federal (FSB, antiga KGB), da agência antidrogas e do Ministério do Interior. Um dos grupos tentou, sem sucesso, tomar o aeroporto da região.

A polícia disse que rebeldes mantiveram cinco reféns numa delegacia e outro grupo manteve pessoas numa loja. Os mortos seriam 61 rebeldes, 12 policiais e 12 moradores, entre eles funcionários do governo. Pelo menos 17 extremistas foram presos. Os ataques começaram às 9 horas (hora local) e as trocas de tiros duraram pelo menos três horas.



Em NOVOSIBIRSK, na SIBÉRIA, um casal tentou ganhar dinheiro vendendo os órgãos da própria filha recém-nascida. A polícia, porém, conseguiu interferir a tempo e prendeu os dois. Eles podem pegar uma pena de dez anos de prisão. O caso começou quando o pai, ÍGOR LESNINKH, de 42 anos, músico desempregado, começou a procurar compradores antes mesmo de a filha nascer. LESNINKH buscava alguém que lhe pagasse pelo menos 9 mil dólares pelos órgãos da criança, mas não encontrou compradores, pois uma denúncia permitiu à polícia impedir que ele e a mãe, OLGA, de 29 anos, caixa em um restaurante, cometessem o crime.



A CHINA viveu mais uma tragédia escolar. Pelo menos 16 estudantes foram baleados por um homem que atacou uma escola de primária na província de ANHUI. O criminoso está foragido. O ataque ocorreu no distrito de GUANGDE, às 8:15 horas (horário local), quando um homem de meia idade disparou com várias armas caseiras contra as crianças enquanto elas faziam ginástica na Escola Primária NIUTOUSHAN, em LIUDONG. Sete dos alunos feridos estão em estado grave. Todos foram internados no Hospital 98 da vizinha cidade de HUZHOU. O atirador escapou após se livrar de CHEN YONGFENG, um trabalhador que estava instalando um cabo de televisão perto da escola e ficou ferido ao tentar deter o criminoso.



ANUNCIADO que o ator britânico DANIEL CRAIG, de 37 anos, será o próximo a encarnar o agente OO7. CRAIG está em cartaz no filme “AMOR PARA SEMPRE”. Em LONDRES, pela produtora SONY PICTURES.



DESCOBERTA a partitura “GROSSE FUGE”, do compositor LUDWIG VAN BEETHOVEN. O manuscrito, perdido há mais de um século, foi encontrado na biblioteca de um seminário na região de FILADÉLFIA. A partitura vai a leilão em dezembro e poderá valer até 2,6 milhões de dólares. Nos ESTADOS UNIDOS.



2 006 : - SEXTA-FEIRA

Ninguém sabe ao certo como começou isso de dizer que sexta 13 é um dia agourento. Para alguns, a culpa é do dia em que os cavaleiros TEMPLÁRIOS foram presos (13 de outubro de 1307). Outros dizem que JESUS teria sido crucificado no dia 13 do mês de NISSAN (a páscoa judaica cai no dia 15 desse mês). O fato é que o número 13 sempre foi malvisto desde a Antigüidade. Há documentos pulando direto do 12 para o 14, como fazem os hotéis em LAS VEGAS. E a sexta pela própria história de JESUS, também era um dia ruim – seria, assim, um dia duas vezes azarado.



JORNAL DA TARDE DE 13 DE OUTUBRO DE 2006.

UBIRATAN: DHPP CONCLUI INQUÉRITO.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) conclui hoje o inquérito que apura a morte do coronel da reserva e deputado estadual UBIRATAN GUIMARÃES. O relatório do delegado MARCO ANTÔNIO OLIVATTO, responsável pelas investigações, vai apontar a advogada CARLA PRINZIVALLI CEPOLLINA, 40 anos, como a autora do homicídio. Ela nega a culpa.

A intenção do delegado ARMANDO DE OLIVEIRA DA COSTA FILHO, chefe da Divisão de Homicídios, é encaminhar o inquérito ao juiz RICHARD FRANCISCO CHEQUINI, do 1 º Tribunal do Júri da Capital, na segunda-feira. Se isso ocorrer, o relatório seguirá sem o resultado do exame metalográfico (que busca vestígios de sangue e tiro) na calça de veludo verde de CARLA. O exame ainda está em análise no Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica.

Apesar de negar a autoria, CARLA foi indiciada no último dia 27 de setembro por homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil (ciúmes) e impossibilidade de defesa da vítima.

O promotor LUIZ FERNANDO VAGGIONE, responsável pela acusação, acompanhou as investigações do DHPP e já adiantou que vai denunciá-la (acusá-la formalmente perante a Justiça). Ele disse que deverá ajuizar a ação em no máximo 15 dias após receber o inquérito.

Se a denúncia for aceita pelo juiz RICHARD FRANCISCO CHEQUINI, do 1 º Tribunal do Júri da Capital, CARLA será processada e pode ir a júri popular para ser julgada pelo homicídio. Se for condenada, poderá pegar de 12 a 30 anos de prisão.

A negativa de autoria só dificultará a defesa da advogada, que terá de explicar por que CARLA tentou enganar a polícia, entregando roupas diferentes das que usava na noite que UBIRATAN foi morto.

Imagens do circuito interno de segurança do prédio onde mora, no CAMPO BELO, mostraram que CARLA usava blusa clara e uma jaqueta marron naquele dia. Entretanto ela entregou aos policiais uma blusa preta estampada com lantejoulas e uma jaqueta marron. A única peça autêntica era a calça de veludo verde que a acusada entregou molhada e com manchas vermelhas aos policiais dois dias após o crime.

O advogado ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO PINTO afirmou que CARLA deverá na segunda-feira encaminhar outras três jaquetas iguais ao DHPP, pois pode ter se confundido. “Ela tem quatro peças iguais e pode ter-se enganado na entrega”.



Não irei hoje à cidade de SÃO PAULO, pois a Sociedade Veteranos de 32-MMDC está fechada. Telefono para o Professor EGBERTO MAIA LUZ e o cumprimento pela passagem dos seus noventa anos. Ele ainda não está saindo de casa, ficando recluso desde que caiu no centro da cidade, quebrando a rótula do joelho. No dia 9 de julho último, assumiu o comando do Exército Constitucionalista usando um aparelho e ficando o tempo todo sentado num jeep. Esse acontecimento é testemunhado por inúmeras fotos que foram tiradas nessa cerimônia.

Também telefono para o CORONEL MENDES a fim de cumprimentar sua sogra, dona OÇAINE, que hoje completa oitenta e cinco anos. Lembro que também o nosso companheiro de bancos escolares da Escola de OFICIAIS, MAJOR PM Ref ARLINDO DE MOURA, completaria hoje 78 anos caso não tivesse falecido.

Numa sexta-feira tranqüila, posso finalmente colocar em dia todo o meu arquivo, inclusive até adiantando alguma coisa no computador.



Faleceu o 1º TENENTE PM Ref GILDO BENÍCIO DOS SANTOS, no Hospital da PMESP, onde seu corpo está sendo velado. Será trasladado para o crematório de VILA ALPINA. Nasceu em 1º de novembro de 1934, na cidade de LAGARTO, SERGIPE. Ainda jovem, migrou para SÃO PAULO, ingressando na então FORÇA PÚBLICA. Foi professor da Escola de Educação Física da PMESP; Presidente do Clube dos Subtenentes e Sargentos; Presidente da Sociedade Amigos do PARQUE EDU CHAVES; Administrador Regional de JAÇANÃ-TREMEMBÉ, onde fundou, com moradores do bairro, a BRIGADA ECOLÓGICA EDU CHAVES, onde era o Secretário Geral.



Faleceu o doutor CLÁUDIO DE LUNA. Natural de MUZAMBINHO (MG), nasceu em 29 de novembro de 1925. Formou-se advogado pela Faculdade de Direito do LARGO SÃO FRANCISCO na turma de 1953. Atuou como advogado por cerca de meio século, sendo um dos mais antigos advogados criminalistas – inclusive, por quase 20 anos, defendeu na Justiça, por intermédio da Caixa Beneficente da Polícia Militar, inúmeros policiais militares, nos mais diversos casos.



O último capítulo da novela “SINHÁ MOÇA”, da REDE GLOBO, cravou hoje 36 pontos de média de audiência com 58% de share (número de aparelhos ligados) e não apresentou novidades. O final foi praticamente igual ao da primeira versão, exibida em 1986. O episódio final foi marcado pelo anúncio do fim da escravidão no BRASIL, com a decretação da LEI ÁUREA, em 13 de maio de 1888.

Entre as cenas mais esperadas estava a morte do BARÃO IRARUNA (OSMAR PRADO). O personagem, o vilão da história, foi trancado pelos ex-escravos na senzala. Eles atearam jogo no local, mas RAFAEL (ERIBERTO LEÃO), que no início do capítulo o barão descobriu ser seu filho, o salvou. No entanto, o vilão não resistiu à intoxicação causada pela fumaça. Antes de morrer e já na CASA GRANDE, ele pediu um abraço ao filho, perdão por suas maldades e morreu.

Uma outra cena esperada, o beijo entre RICARDO (BRUNO GAGLIASSO) e CÂNDIDA (PATRÍCIA PILLAR), não aconteceu. O casal apenas insinuou que ficaria junto, assim como na primeira versão.

As últimas cenas foram marcadas com a chegada dos imigrantes italianos ao BRASIL e a partida dos negros livres. Trechos da LEI ÁUREA apareceram na tela e a novela terminou com um poema sobre a abolição, assim como na versão de 1986. No geral, a novela de BENEDITO RUY BARBOSA, adaptada por suas filhas EDMARA e EDILENE este ano, se manteve na média de sua audiência (a média geral da trama foi de 33 pontos), não superando sua maior audiência (43 pontos no capítulo 91).



Depois do estilista CLODOVIL HERNANDEZ, hoje foi a vez de ex-presidente FERNANDO COLLOR movimentar o Congresso em um dia vazio, sem sessões na Casa. Sorridente, mas sem parar para entrevistas, COLLOR visitou o plenário, comissões e o gabinete do senador EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB-TO), um dos poucos presentes no Senado hoje. No trajeto pelos corredores da Casa, chegou a dar autógrafos e a posar para fotos com turistas. E caiu na gargalhada quando um dos fotógrafos que o seguia caiu: “Ah, meu Deus do céu! Quero ver vocês acompanhando as corridas”, disse o futuro senador, numa referência às famosas corridas matinais que fazia quando era presidente, sempre acompanhado diariamente por jornalistas.

Eleito para o Senado com mais de 500 mil votos, COLLOR hoje com 57 anos, exibia um visual diferente de há 14 anos quando a Casa o afastou do cargo: cabelos tingidos de preto – durante a campanha estavam em tons acaju – uma tatuagem no punho esquerdo com o nome da atual mulher, a arquiteta CAROLINE MEDEIROS, de 29 anos. Assim que soube de sua eleição para o Senado, COLLOR anunciou que em seu primeiro discurso daria sua versão do impeachment. No dia seguinte, no entanto, prometeu virar essa página e não criar atritos com parlamentares. E foi essa a impressão que causou no senador SIQUEIRA CAMPOS:”Ele estava sereno, ponderado. Se alguém espera um COLLOR polêmico, vingativo, não deve encontrar. Ele disse que veio para defender seu Estado, que tem o pior quadro de finanças públicas do país e está entre os de piores indicadores sociais”, afirmou o senador tucano.



Na condição de inventor do futsal – idealizado nas quadras de basquete da Associação Cristã de Moços de SÃO PAULO, em 1940 – nada mais justo que o BRASIL entrasse no LIVRO DOS RECORDES em um verbete relativo à modalidade.

Hoje, a seleção brasileira, que disputa a primeira edição dos JOGOS DA LUSOFONIA – reúne doze países, entre os de Língua Portuguesa e convidados, em MACAU, CHINA – goleou a equipe de TIMOR LESTE por 76 a 0, o maior placar da história da modalidade. Além disso, o pivô VALDIN também bateu o recorde de gols marcados em uma mesma partida: foram 20.

Vale lembrar, entretanto, que o time timorense é formado por atletas amadores. Dentre os jogadores brasileiros, todos disputam campeonatos nacionais, alguns do exterior. VALDIN, por exemplo, foi vice-campeão da LIGA FUTSAL em 2006 defendendo o JARAGUÁ, além de ter sido o vice-artilheiro da competição.

O BRASIL, que já havia derrotado as seleções de ANGOLA por 7 a0 e de MACAU por 27 a 0, decide amanhã o título com PORTUGAL – que também goleou o TIMOR LESTE “só” por 56 a 0.



Um atleta capaz de superar os limites do tempo. É o caso do americano KELLY SLATER, de 34 anos, que hoje, na antepenúltima etapa da temporada do WORLD CHAMPIONSHIP TOUR, o BILLABONG PRO DE MUNDAKA, ESPANHA, conquistou o oitavo título da carreira, um feito inédito no surfe. Foi derrotado na bateria final pelo compatriota BOBBY MARTINEZ, mas já havia somado pontos suficientes para superá-lo na tabela de classificação nos dois eventos restantes do campeonato: no BRASIL e no HAVAÍ.



O Banco GRAMEEN (BANCO RURAL) de BANGLADESH e seu fundador, o economista bengali MUHAMAD YUNUS, ganharam hoje o NOBEL DA PAZ de 2006 por criar uma rede de microcréditos para os pobres e bases para o desenvolvimento social e econômico, ajudando milhões de pessoas a sair da pobreza.

Ao anunciar o prêmio, o Comitê do NOBEL disse que o trabalho de YUNUS mostrou como o esforço para eliminar a pobreza pode resultar em uma paz duradoura.

O economista muçulmano, de 66 anos, formado nos EUA, apelidado de “banqueiro dos pobres”, e o banco que ele ajudou a fundar em 1976 dividirão o prêmio e o cheque de 1,4 milhões de dólares, que serão entregues em 11 de dezembro em OSLO. YUNUS nasceu em 1940 em CHITTAGONG, BANGLADESH. É o terceiro de uma família de 14 filhos – cinco morreram ao nascer. Doutorou-se em economia pela Universidade de VANDERBILT, no TENNESSEE (EUA), em 1970. Em 1976, YUNUS emprestou 27 dólares para ajudar 42 mulheres que tinham dívidas com agiotas – gesto que marca a fundação do banco. Em 1983, o economista obteve a aprovação do governo para transformar sua instituição em um banco formal. Oferece microcrédito sem necessidade de garantia à população mais pobre de BANGLADESH. Os mutuários possuem 94% das ações do banco – os 6% restantes pertencem ao governo. O total de mutuários é de 6,61 milhões, dos quais 97% são mulheres – a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo é exclusiva do mutuário individual.

(O ESTADO DE SÃO PAULO DE AMANHÃ, DIA 14, PUBLICARÁ TODOS OS PREMIADOS COM O NOBEL DA PAZ EM SEU CADERNO INTERNACIONAL – PÁGINA A14).



A Justiça do PERU anunciou no final da noite que o ex-líder do grupo guerrilheiro SENDERO LUMINOSO, ABIMAEL GUZMÁN, foi condenado à prisão perpétua. GUZMÁN, de 71 anos, foi capturado em 1992. Ele foi julgado culpado de terrorismo e de causar a morte de milhares de pessoas. Sua companheira, ELENA IPARRAGUIRRE, recebeu a mesma pena.



ORHAN PAMUK, o escritor turco que recebeu o Prêmio NOBEL DE LITERATURA de 2006, criticou hoje a aprovação, pela Assembléia Nacional Francesa, de um projeto de lei que pretende transformar em crime a negação de que tenha ocorrido o genocídio de armênios por turcos durante a 1 ª GUERRA MUNDIAL. Ele disse que a decisão fere a “tradição de pensamento liberal e crítico” da FRANÇA. No ano passado, PAMUK foi preso em seu país, acusado de “insultar a nacionalidade turca”, por afirmar a um jornal suíço que 1,5 milhão de armênios foram mortos na TURQUIA durante a queda do Império Otomano.



O Secretário-Geral designado da ONU, o chanceler sul-coreano BAN KI-MOON, disse hoje esperar que o Conselho de Segurança adote uma resolução “clara e enérgica” contra a CORÉIA DO NORTE em resposta ao teste nuclear de segunda-feira (dia 9). BAN, de 62 anos, fez a declaração durante uma entrevista coletiva concedida logo após ter sido nomeado pela Assembléia-Geral da ONU como o futuro secretário-geral da organização – cargo que assume em 1 º de janeiro de 2007, quando termina o mandato de KOFI ANNAN. A aprovação de BAN como o oitavo secretário-geral desde 1946, foi aclamada com aplausos de diplomatas e centenas de funcionários. Nomeado para um mandato de cinco anos, ele é o primeiro líder asiático no cargo desde que U THANT, da antiga BIRMÂNIA (hoje MIANMÁ), comandou a ONU de 1961 a 1971.

O Cardeal italiano DINO MONDUZZI faleceu hoje, aos 84 anos, na CIDADE DO VATICANO. Ele foi durante doze anos do pontificado de JOÃO PAULO II prefeito da CASA PONTIFÍCIA do VATICANO e organizou 130 viagens do PAPA pela ITÁLIA. Deixou o posto aos 75 anos, em 1998. O PAPA BENTO XVI presidirá na segunda-feira, dia 16, o funeral, na BASÍLICA DE SÃO PEDRO.



O PAPA BENTO XVI recebeu o líder budista TENZIN GYATSO, o 14 º DALAI LAMA, hoje, logo após audiência com o presidente italiano ROMANO PRODI. Esse foi o primeiro encontro dos dois líderes. GYATSO esteve com o PAPA JOÃO PAULO II por cinco vezes entre 1980 e 1990 e está em ROMA para receber um título de doutor honoris causa na universidade da capital.



2 007 : - SÁBADO

Os jornais publicam reportagens extensas sobre PAULO AUTRAN. Uma delas é aproveitada para ilustrar minhas memórias. Ainda hoje tenho trabalho para registrar acontecimentos de nossa ida até MINAS GERAIS. O sábado é de temperatura alta e isso prejudica a LUCINDA, que sente formigamento nas pernas, por causa de varizes. Isso a irrita.



A contusão de ROGÉRIO CENI e a suspensão de BOSCO obrigaram MURICY RAMALHO a escalar um jovem de 19 anos no gol são-paulino, hoje, no MARACANÃ. FABIANO mostrou um pouco de nervosismo em alguns momentos, é verdade, mas saiu de campo como herói. Defendeu um pênalti cobrado por GABRIEL na metade do segundo tempo e garantiu o empate por 1 a 1 contra o FLUMINENSE, pela 31 ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado acabou sendo bom para o SÃO PAULO que, apesar de não vencer há quatro jogos, mantém-se tranqüilo na liderança da competição, com 64 pontos, 11 à frente do CRUZEIRO, o vice-líder. Na próxima rodada, o adversário será o próprio CRUZEIRO.

O GRÊMIO conseguiu importante vitória hoje e voltou a figurar entre os quatro melhores do Campeonato, que garantem vaga para a Taça LIBERTADORES de 2008. A equipe bateu o GOIÁS, por 2 a 1, de virada, em PORTO ALEGRE, e assumiu a quarta colocação.

Na luta contra o descenso, o ATLÉTICO MINEIRO se deu bem e derrotou o rebaixado AMÉRICA – RN, em NATAL, por 1 a 0. Quem não teve a mesma sorte foi o PARANÁ. Perdeu em casa para o FLAMENGO, por 1 a 0, e viu sua situação ficar ainda mais complicada.

Era para ser um dia de festas no PACAEMBU. Há 30 anos, com um gol de BASÍLIO, o CORINTHIANS batia a PONTE PRETA, por 1 a 0, conquistava o PAULISTA e acabava com o jejum de 23 anos sem título. Os heróis daquela conquista estiveram hoje no estádio, receberam homenagens da diretoria, deram a tão sonhada volta olímpica e, depois, se dirigiram às tribunas de honra para ver o time diante do INTERNACIONAL. Acreditavam numa bela vitória e acabaram frustrados com mais um tropeço no BRASILEIRO. Com um empate por 1 a 1, gol de FINAZZI no fim, o time frustrou ZÉ MARIA, GERALDÃO, WLADIMIR e seus companheiros e permaneceu na zona de rebaixamento.



Acabou o sonho de EVANDER HOLYFIELD de conquistar pela quinta vez o título mundial dos pesos pesados. Hoje, na KHODINKA ICE PALACE ARENA, em MOSCOU, o norte-americano, de 44 anos, foi derrotado pelo russo SULTAN IBRAGIMOV, por pontos, após doze assaltos. Os três jurados foram unânimes em apontar como vencedor o campeão da Organização Mundial de Boxe. IBRAGIMOV segue invicto, com 22 vitórias (17 nocautes) e um empate. Seus próximos compromissos deverão ser pela unificação do título dos pesados. Terá pela frente seus colegas da Ex-União Soviética. WLADIMIR KLISTSCHKO é campeão pela Federação Internacional de Boxe; RUSLANM CHAGAEV, pela Associação Mundial de Boxe e OLEG MASKAEV, pelo Conselho Mundial de Boxe.

A derrota deve colocar um ponto final em uma das carreiras mais brilhantes da história do pugilismo. Medalha de bronze na Olimpíada de LOS ANGELES – 1984, HOLYFIELD entrou no boxe profissional ainda naquele ano e, em 1988, já era o campeão unificado dos cruzadores, categoria imediatamente abaixo dos pesados.

Em 1989, HOLYFIELD ganhou massa muscular, subiu de peso e foi buscar fama e fortuna entre os pesados. Em 1990, bateu JAMES BUSTER DOUGLAS, algoz de MIKE TYSON. Perdeu o título para RIDDICK BOWE, em 1992, mas recuperou no ano seguinte.

Foi derrotado pelo canhoto MICHAEL MOORER, em 1994, e quase abandonou a carreira por causa de um problema no coração. Após tratamento, retornou aos ringues para derrotar seu maior adversário: TYSON. E em duas oportunidades. Na segunda, perdeu parte da orelha direita por causa de uma mordida do adversário.

Ficou campeão até 1999, quando perdeu para o britânico LENNOX LEWIS. Recuperou o cinturão pela última vez ao bater o porto-riquenho JOHN RUIZ. Com problemas no ombro direito, somou três derrotas consecutivas (CHRIS BYRD, JAMES TONEY e LARRY DONALD). Operou o ombro e passou por adversários de segunda linha, como JEREMY BATES, FRES OQUENDO, VINNY MADDALONE e LOU SAVARESE.

HOLYFIELD encarou os maiores nomes de sua geração. Entre eles, GEORGE FOREMAN, LARRY HOLMES, LENNOX LEWIS, MIKE TYSON, JAMES BUSTER DOUGLAS e até ADILSON MAGUILA RODRIGUES, a quem venceu por nocaute no segundo assalto, em 1989. Somou 42 vitórias, nove derrotas e dois empates. Colocou com destaque seu nome na história do boxe mundial.



A elite do teatro brasileiro passou pela Assembléia Legislativa de SÃO PAULO na madrugada. Artistas que integram o primeiro time dos palcos no país foram se despedir de seu maior nome: o ator PAULO AUTRAN. Divas como FERNANDA MONTENEGRO, BIBI FERREIRA e TÔNIA CARRERO, além de atores como JUCA DE OLIVEIRA e MARCOS CARUSO não conseguiam esconder a emoção quando tentavam definir o companheiro de profissão, que brilhou nos palcos por 58 anos. AUTRAN foi cremado hoje, por volta das 12:30 horas, no Crematório de VILA ALPINA. O senador EDUARDO SUPLICY foi um dos poucos políticos que estiveram na Assembléia. Também passaram por lá o ex-governador GERALDO ALCKMIN e o prefeito GILBERTO KASSAB.

Momentos antes do caixão ser fechado, ainda na Assembléia, o ator JUCA DE OLIVEIRA fez um discurso emocionado em homenagem a AUTRAN, que foi seguido de uma longa salva de palmas. “Hoje, nós atores de teatro, somos respeitados e devemos isso a você. Tchau, PAULO, seja feliz. A gente se vê”, disse, bastante emocionado.

No velório, a viúva do ator, KARIN RODRIGUES, lamentou o fato de AUTRAN nunca ter conseguido largar o vício do cigarro, que o acompanhou por 57 anos. “Ele tentou parar diversas vezes, mas não conseguiu. Se tivesse largado o vício, provavelmente ainda estaria aqui”, lamentou.

KARIN contou que, mesmo internado em estado grave, AUTRAN fumou um último cigarro. “Ele jantou e disse ‘está na hora de fumar um cigarro’. Deu algumas tragadas, mas logo ouvimos pessoas se aproximando e corri para jogar o cigarro na privada. Parecíamos adolescentes”.

A cerimônia de cremação foi restrita à família e aos amigos, que ouviram em silêncio três composições de JOHANN SEBASTIAN BACH antes do corpo do ator ser enviado à câmara fria do crematório. Momentos antes, o diretor de teatro JOSÉ POSSI NETO fez um discurso. “Estamos celebrando uma vida gloriosa e vitoriosa. AUTRAN é e sempre será o padrinho de todos nós”.



O comandante da polícia que ordenou que agentes atirassem em JEAN CHARLES DE MENEZES em 22 de julho de 2005 em LONDRES sabia que o brasileiro não era um terrorista. As informações foram dadas por um dos policiais envolvidos na operação que acabou com a morte do brasileiro, durante o julgamento da Polícia londrina sobre o caso, e divulgada na edição de hoje do jornal “DAILY TELEGRAPH”.

Agentes que vigiavam o prédio onde supostamente estaria um dos terroristas que tentaram explodir bombas em LONDRES no dia anterior identificaram que JEAN CHARLES não era o procurado, HUSSAIN OSMAN. O comandante CRESSIDA DICK recebeu a informação e ordenou que a equipe de perseguição abordasse o brasileiro e o interrogasse.



2 008 : - SEGUNDA-FEIRA

Desaparecida de cena desde que simulou a própria morte, DIVA (GIULIA GAM) vai voltar com tudo em “A FAVORITA”. E quem dá força à personagem é o mesmo homem que a fez parar na cadeia, anos antes: o amante guerrilheiro TITO (DIONÍSIO NETO). “TITO lidera um movimento político armado na América Central. Ele chega para buscar um novo carregamento de armas com DIVA, mas acaba se envolvendo nos novos problemas dela”, conta DIONÍSIO NETO, que fará sua estréia na novela das oito.

ZÉ BOB (CARMO DALLA VECCHIA) descobriu as ligações entre a contrabandista e o corrupto ROMILDO (MILTON GONÇALVES). Em cena que vai ao ar a partir de hoje, o jornalista será ameaçado de morte pelo guerrilheiro quando ele for atrás de informações sobre o caso. “TITO chega a apontar uma arma para ZÈ, mas DIVA não tem interesse em vê-lo morto e o impede”, completa o intérprete.

A mesma sorte não terá FLORA (PATRÍCIA PILLAR), que se transformará no alvo preferido de DIVA. A ex-detenta procurará a vilã e a ameaçará de morte. Tudo acontecerá dentro do carro de FLORA. O autor da novela, JOÃO EMANUEL CARNEIRO, diz que DIVA quer tirar a rival de seu caminho. “DIVA acha que FLORA pode entregá-la para a polícia. Então, acha melhor dar seu recado diretamente. Com arma em punho, ela a ameaça dizendo que, se cruzar seu caminho, irá buscá-la até o fim de seus dias”, explica o novelista, dando a entender que, a princípio ela conseguirá calar FLORA.

DIONÍSIO NETO também acredita no sucesso da amante da ficção: “DIVA é uma mulher poderosa. Com a ajuda de TITO, eles vão longe”.



Não consigo abrir a internet. Como não tenho muito tempo pela manhã, apenas procuro entrar em contato com o técnico do speedy e não consigo. A conexão exige uma senha que não é aquela que estou acostumado a usar. Como o técnico então conseguiu a conexão? Usou outra senha?



Chego tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Logo sou chamado pelo MAJOR OREZ para o almoço. Situação muito difícil essa dos oficiais reformados. Muitos estão no vermelho, isto é, fizeram uso do cartão especial e agora não sabem para quem apelar. O governador continua do mesmo jeito, destilando ódio em cima da inatividade policial, como se fôssemos culpados dos safanões que levou na sua vida conturbada de estudante da esquerda.

GINO passa pelo MMDC quando estou almoçando e fica horrorizado com o quadro negro pintado pela MARINEI no que consta ao problema financeiro da Sociedade. Disse ela que deverá gozar férias conforme foi prometido, em dezembro. Só que a Sociedade deverá permanecer fechada nesse período. Não há ninguém que possa ficar em seu lugar. Com essa situação aflitiva para o presidente, resolve ele ir até o GRANDE ORIENTE a fim de discutir o problema com o CORONEL PM MENDES.

Recebo um telefonema da Universidade Federal do RIO. Estão fazendo um trabalho sobre o presídio denominado “ILHA DAS FLORES”, em 1932. Uma equipe deverá vir a SÃO PAULO para entrevistar alguns veteranos. Isso poderá acontecer em novembro, no início do mês.

Haverá um novo contato na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro. Dará tempo para conversar com o presidente e com o vice a respeito disso.

ALEXANDRE CASTILHO telefona-me. Diz que no nosso Estatuto não está previsto criar núcleos na cidade de SÃO PAULO. Quer ele então uma definição de como fazer para estabelecer no MORUMBI uma associação semelhante a nossa. Apresentará uma minuta do Estatuto dessa Associação para nosso exame.



Retornando para casa, vou agora começar uma “guerra” com o speedy. O suporte informa que para que eu tenha acesso à Internet preciso ter um provedor que tenha ligação com a telefônica. Entre eles são citados o TERRA e o UOL. Minha revolta é porque somente agora é que me informam disso. Ontem, quando foi feita a conexão, com a senha do técnico, nada disso foi dito. Com a ajuda da MARLENE eu entro em contato com o suporte do provedor TERRA. Sou obrigado a criar uma conta: coronelventura@terra.com.br para ter acesso à Internet através do speedy. Depois de passar por três pessoas, cada uma explicando a sua parte, finalmente consigo entrar na Internet.

A caixa de mensagens está lotada. Não dá para ler todas. Procuro aquelas que exigem de mim qualquer medida. Isso me leva algumas horas da noite.



No ano em que forma suas primeiras turmas, a USP LESTE deve deixar de ser chamada assim. Está em curso um movimento para popularizar o nome dado à unidade instalada no local: Escola de Artes e Ciências Humanas, cuja sigla – nada sonora – é EACH. Um concurso escolheu o novo logotipo e, no site do campus e em documentos oficiais da diretoria, quase não há mais referências ao antigo nome. Professores e alunos divergem sobre a mudança, que tem gerado polêmica na unidade, inaugurada em 2005 no bairro pobre do JARDIM KERALUX, em SÃO PAULO, às margens da Rodovia AYRTON SENNA.



A ação coordenada dos países ricos para assegurar a estabilidade do sistema financeiro provocou hoje euforia nos investidores e levou a uma disparada nas bolsas de valores. O ÍNDICE DOW JONES, da Bolsa de NOVA YORK, subiu 936 pontos, a maior alta já registrada. Em termos porcentuais, o avanço foi de 11,08%, o mais expressivo desde 1933. No BRASIL, a BOVESPA teve valorização de 14,66%, a maior desde 1999. A cotação do dólar caiu 7,76%, fechando em R$2,14. O principal fator para a virada dos mercados internacionais, que até a sexta-feira passada acumulavam perdas históricas, foi a decisão de oito governos europeus de lançar um pacote conjunto de mais de 3 trilhões de dólares para garantir operações bancárias.”A União Européia vai, unida, fazer mais do que os ESTADOS UNIDOS”, disse o presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY. Iniciativas semelhantes foram adotadas por países da OCEANIA e do ORIENTE MÉDIO.



Presas supostamente ligadas à facção criminosa PCC são acusadas de agredir detentas estrangeiras na Penitenciária Feminina da Capital, no CARANDIRU. Cansadas de apanhar, as “gringas” realizaram um protesto há uma semana, exigindo punição às agressoras. Dois consulados, um deles, o da ÁFRICA DO SUL, confirmaram os espancamentos. Funcionários da unidade temem uma rebelião com mortes. O caso mais grave de agressão envolveu uma sul-africana. T.D.S. teve o braço quebrado. A presa ainda foi violentada por pedaços de pau nos órgãos genitais.



O comando da campanha de MARTA SUPLICY vai tirar do ar o comercial de TV que trata da vida privada do prefeito GILBERTO KASSAB, candidato à reeleição. Diante dos protestos de eleitores que viram preconceito na propaganda de MARTA, perguntando se KASSAB é casado e tem filhos, a equipe petista avaliou hoje que é melhor recuar para evitar mais desgaste. A propaganda dividiu o partido, provocou protestos de eleitores e mais um problema para a campanha petista, que já vive situação difícil. Em conversas reservadas, dirigentes do PT definiram a nova estratégia como “um tiro no pé”. Na opinião do cientista político ALBERTO CARLOS ALMEIDA, do Instituto ANÁLISE, questionar a vida pessoal do oponente, perguntando se é casado e se tem filhos, foi um erro que deverá marcar a carreira política de MARTA e não terá nenhum efeito eleitoral. Para ele, pode acontecer até o contrário: ela perder votos em setores da classe média, como os que apoiaram SONINHA, do PPS.



A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça concedeu hoje a condição de anistiado político ao ex-governador do RIO DE JANEIRO e fundador do PDT, LEONEL BRIZOLA, morto em 2004. A medida permitirá que a viúva MARÍLIA GUILHERMINA MARTINS PINHEIRO, com quem o político teve uma união estável por 11 anos, corrija o valor da sua pensão, paga pela Câmara dos Deputados, de 2 mil reais para 6 mil reais. Ela não pediu reparação econômica.

“Determinada decisões, mesmo que tardias, são fundamentais para a construção da civilidade democrática do País”, disse o ministro da Justiça, TARSO GENRO. No mesmo diapasão, TARSO deu como exemplo a decisão da Justiça, que condenou o CORONEL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, ex-comandante do DOI-CODI, por crime de tortura durante a ditadura. Para TARSO, a homenagem a BRIZOLA reafirma a anistia que o povo do RIO já lhe havia conferido, ao elegê-lo governador após seu retorno do exílio.



Em poucos minutos, um ladrão conseguiu convencer o porteiro do Edifício DEL REY, no JARDIM PAULISTA, a abrir espontaneamente o portão do prédio. Eram 5:30 horas de hoje. Dali em diante, iniciava-se a ação de uma quadrilha que, durante duas horas e meia, manteve cerca de 20 reféns para roubar cindo dos 12 apartamentos (um por andar) localizados em uma das áreas mais nobres de SÃO PAULO. De lá, o bando saiu com mais de um milhão de reais em jóias, dinheiro, roupas, eletrônicos e celulares. Um integrante do bando foi atropelado e preso.



A estudante universitária FLAVIANA BARBOSA, de 27 anos, saiu do coma induzido neste domingo, após 18 dias inconsciente. Ela foi atropelada e arrastada por mais de 900 metros em um acidente no dia 27 de setembro, quando passeava de moto com o namorado. A colisão aconteceu em ARARAQUARA, a 273 km da capital. O motorista do veículo que atingiu FLAVIANA, o pintor de carros ADMILSON ALVES DE OLIVEIRA, de 26 anos, está preso. A jovem foi transferida, no último fim de semana, de ARARAQUARA para o Hospital SÃO PAULO, em RIBEIRÃO PRETO.



O governo do EQUADOR deu hoje um prazo de 48 horas para que quatro funcionários da construtora brasileira NORBERTO ODEBRECHT deixem o país. A ordem tornou-se efetiva por meio da publicação de um decreto assinado no dia 9 pelo presidente RAFAEL CORREA, que no final do mês passado expulsou a empresa do EQUADOR. O documento também prevê a revogação do visto de cinco funcionários da empresa brasileira FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.



O senador BARACK OBAMA, candidato democrata à presidência, lançou hoje um plano de resgate econômico da classe média que, se aprovado, vai consumir 60 bilhões de dólares em dois anos. O principal ponto do plano é uma moratória de 90 dias para execução de hipotecas, o grande pesadelo de americanos de classe média, que não conseguem mais pagar as prestações de seus imóveis.



Morreu hoje, aos 37 anos, o ator francês GUILLAUME DEPARDIEU, filho de GÉRARD DEPARDIEU. De acordo com o boletim médico, GUILLAUME contraiu um vírus muito resistente a antibióticos e morreu devido a uma pneumonia. Em 1995, o ator tivera uma perna amputada devido a uma infecção contraída num hospital após um acidente de moto. O ator trabalhou em diversos filmes, inclusive em versões de obras clássicas francesas como O CONDE DE MONTECRISTO (1998) e OS MISERÁVEIS (2001). Neste ano, participou de dois filmes ainda inéditos no Brasil, DE LA GUERRE e VERSAILLES, sendo o primeiro uma adaptação ficcionada do clássico político CLAUSEWITZ. Seu grande papel, no entanto, foi num filme de JACQUES RIVETTE, um dos “papas” na nouvelle vague – NE TOUCHEZ PAS LA HACHE (NÃO TOQUE NO MACHADO), apresentado aqui durante a Mostra de Cinema do ano passado. GUILLAUME contracenou com o pai famoso em MEU PAI MEU FILHO (AIME TON PÈRE), de JACOB BERGER, filme lançado em 2002.



O SVERIGES RISKBANK, o banco central da SUÉCIA, anunciou hoje que o economista americano PAUL KRUGMAN ganhou o prêmio NOBEL DE ECONOMIA de 2008, por suas contribuições em teoria do comércio internacional e geografia econômica. Professor da Universidade PRINCETON, ele embolsará sozinho o prêmio equivalente a 1,4 milhão de dólares.



2 009 : - TERÇA-FEIRA

Falece nesta terça-feira o CORONEL PM DOMINGOS PAPASÉRGIO. Ele foi aposentado como juiz do Tribunal de Justiça Militar.



O núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em GUARULHOS deverá sofrer um grande impulso nesta data, com a realização da Assembléia Geral Eleitoral marcada para 15 horas.

Não posso atinar pelo fracasso, até agora, desse núcleo. Fundado na Casa do Advogado, até que começou bem, embora com diminuto número de associados. Como o município é pujante, tinha eu a idéia de que o núcleo seria um dos melhores. Mas não foi isso que aconteceu. Os outros núcleos o sobrepujaram e ficou num tremendo marasmo.

O atual Comandante do CPA/M-7, CORONEL PM WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, aceitou o nosso pedido para levar o núcleo para dentro do quartel, já que vários oficiais estavam dispostos a colaborar. Não foi fácil. Os motivos da relutância da diretoria anterior, que estatutariamente já estava fora de atuação, ainda não foram devidamente esclarecidos. O ROMAGNOLI e a JANAÍNA sempre colaboraram abertamente com a Sociedade, mas no caso do núcleo houve e há pontos negros.

Vou mais cedo para a cidade de São Paulo. Os trabalhadores que cuidam do encanamento das águas pluviais do prédio, já tamparam a “trincheira” aberta na frente da Sociedade. Acredito que ainda nesta semana eles terão muito trabalho na feitura das caixas de contenção da água da chuva.

Meus amigos OLIVEIRA, CARMELO e CRISTIANO vêm até a Sociedade e permanecem conversando sobre o novo sistema adotado hoje nas delegacias da capital. Esse processo não está aprovando. Uma comerciante levou três horas e meia para registrar uma ocorrência de crime eletrônico no 10º DP (PENHA).

Por volta das 15 horas regresso a GUARULHOS e vou ao CPA/M-7. Chego no final da Assembléia Geral Eleitoral presidida pelo CORONEL PM CÉSAR. Além da oficialidade do Comando de Policiamento de Área, estão presentes o ROMAGNOLI, TROMBETTI e JANAÍNA. O CAPITÃO PM RIOS foi eleito Presidente da Diretoria Executiva. O ROMAGNOLI aceitou a presidência do Conselho Deliberativo.

Durante um bom tempo converso com os novos dirigentes do núcleo e parece que tudo transcorreu de maneira satisfatória. Mas algo me diz que ainda teremos dificuldades. Sinto certa tensão por parte do ROMAGNOLI e da JANAÍNA. Não consigo atinar o por quê eles se portam misteriosamente. Deveriam contar o que sentem para que possamos corrigir erros existentes. No entanto permanecem sobre certo mutismo inexplicável para mim. Parece que se sentem magoados. Mas em quê?



Nem a polícia, que deveria defender a população de criminosos, escapa mais da ação dos bandidos. Um cabo da PM teve sua arma roubada em uma cabine da Polícia Militar na Praia de BOTAFOGO, no RIO, por volta das 23:30 horas de ontem. O militar contou que três homens armados o renderam e roubaram sua pistola TAURUS .40, quando ele saía da cabine, que fica em frente a um shopping. Os bandidos fugiram num PEUGEOT preto em direção à zona sul.



Um grupo de moradores que foi vítima de um incêndio na Favela DIOGO PIRES, no JAGUARÉ, zona oeste, no último domingo, tentou invadir novamente dois prédios em obras do CDHU, hoje à tarde. Eles protestavam contra o abrigo improvisado pela Prefeitura enquanto não se define o futuro das famílias. A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana estavam no local e impediram a ação dos desabrigados.



O futebol brasileiro, já classificado para a COPA DO MUNDO de 2010, na ÁFRICA DO SUL, está perto de comemorar mais uma conquista. Agora com a garotada do SUB-20. Hoje, pelas semifinais do MUNDIAL DO EGITO, disputado na cidade do CAIRO, a equipe sofreu até o último minuto para carimbar o passaporte à grande decisão de sexta-feira.

Com um gol do artilheiro ALAN KARDEC, o quarto dele na competição, o BRASIL superou a COSTA RICA por 1 a 0 e buscará o pentacampeonato diante de GANA, que passou pela HUNGRIA.

Esta é a sétima vez que o BRASIL decide a competição. Nas etapas anteriores, ergueu o troféu nas edições de 1983 (MÉXICO), 1985 (UNIÃO SOVIÉTICA), 1993 (AUSTRÁLIA) e 2003 (EMIRADOS ÁRABES). O recorde de conquistas segue com a arquirrival Argentina, detentora de seis taças.



Após passarem a manhã e tarde reunidos à mesa de negociação, representantes do presidente deposto MANUEL ZELAYA e do governo de facto de ROBERTO MICHELETTI anunciaram um avanço “em 90%” nos oito temas fundamentais previstos pelo PACTO DE SAN JOSÉ. A referência quantitativa, porém, é enganosa. Entre os “10%” que restam está o ponto nevrálgico do diálogo: a volta de ZELAYA à presidência hondurenha.

VILMA MORALES, principal negociadora do campo golpista, disse que a restituição foi abordada nos debates de hoje e continuará a ser discutida amanhã. “Seguiremos negociando”, disse. Sexta-feira, dia 16, é a data-limite imposta pelo presidente deposto para qualquer acordo.



O cantor AL MARTINO, que interpretou SPEAK SOFTLY LOVE (FALE BAIXINHO), tema de amor de O PODEROSO CHEFÃO, morreu na PENSILVÂNIA, aos 82 anos. A causa da morte não foi informada, mas foi informado que MARTINO morreu em casa, em SPRINGFIELD, na FILADÉLFIA. O artista – cujo nome verdadeiro era ALFRED CINI – começou a cantar no final dos anos 1940 e, em 1952, conquistou a fama com HERE IN MY HEART, Em seguida, emplacou sucessos como SPANISH EYES e VOLARE. Em 1972, MARTINO interpretou JOHNNY FONTANE, o afilhado de DON VITO CORLEONE, em O PODEROSO CHEFÃO,



2 010 : - QUARTA-FEIRA

Nesta manhã recebo a resposta do CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO à minha mensagem encaminhada ontem.

Caríssimo Amigo Ventura,

Além de atender, por cópia oculta, o seu pedido, asseguro-lhe que estarei presente à Assembléia Geral, na condição de associado, ao seu lado e dos demais consócios que pensam como nós.

A ordem do dia apresenta proposta ao arrepio da legislação vigente, por descaracterizar a Entidade à luz da sua finalidade ou destinação estatutária, além de irregularidades outras.

"Sair" é um ato comodista que qualquer um pode praticar; ficar e defender o patrimônio moral construído ao longo do tempo, desde os fundadores até os mais recentes defensores da sua preservação, é o caminho dos que têm consciência e não atuam apenas por figuração.

Estou pedindo a todos os sócios que conheço, que são oficiais conscientes, para estarem presentes no dia 14 e, no mínimo cairmos juntos lutando, se formos apenas algumas vozes discordantes, mas tenho muita fé em que a causa que defendemos é mais consistente do que a motivação dos que têm essas idéias destruidoras.

Meus cumprimentos pelo seu empenho.

Fraterno abraço.

Corrêa de Carvalho

De: Mario Ventura

Data: 13 de outubro de 2010 06:22

Assunto: INSANIDADES

Para: Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho

ESTIMADO CORRÊA DE CARVALHO

Você tem condições de encaminhar minha mensagem ao CORONEL PM Res DIVINO D´ADDIO e ao CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO a minha revolta pelo que está acontecendo na AORRPM?

CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA

SECRETÁRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

12OUTUBRO2010 DESCARACTERIZAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PREZADISSIMOS AMIGOS.doc



ATENÇÃO AMIGOS DO GBB SÓCIOS DA AORRPM

A ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA E REFORMADOS DA PM (COM SEDE NA RUA TABATINGUERA) TEM ASSEMBLÉIA GERAL CONVOCADA PARA DIA 14/10 ÀS 14 HORAS E UMA PROPOSTA NA ORDEM DO DIA QUE A DESCARACTERIZA AO ARREPIO DO ESTATUTO, TRANSFORMANDO-A EM "ASSOCIAÇÃO DE MILITARES ESTADUAIS" ABRANGENDO OFICIAIS E PRAÇAS.

PEÇO A TODOS QUE NÃO DEIXEMOS O CEL MARIO VENTURA SOZINHO, MAS COMPAREÇAMOS TODOS PARA DEMONSTRAR NOSSA DISCORDÂNCIA COM ESSA MEDIDA.

É O MÍNIMO QUE PODEMOS / DEVEMOS FAZER, PARA NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA.

ABRAÇO RESPEITOSO A TODOS.

Corrêa de Carvalho



Ainda sobre a mensagem “Descaracterização de uma Instituição” o GERALDO me manda o e-mail abaixo:

Meu caro Ventura, percebo a angústia que está vivendo.

Não sei se haverá condições de reverter o quadro nessa AG de amanhã, mas o caso me parece comportar uma ação judicial posterior, se houver como comprovar que o regimento aprovado em 2006, sob sua presidência, tiver sofrido alterações. Há ata dessa AG? Vc tem cópia de alguma coisa?

Sei que será uma tarefa desgastante, mas talvez seja a única forma de agir, porque imagino que tenha sido feito um trabalho de convencimento junto ao corpo associativo, em grande parte favorável a essas alterações que julgamos inaceitáveis e incompatíveis com uma associação de oficiais.

Abs, Geraldo



Com as mensagens de apoio dos oficiais a respeito da “Descaracterização Da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP e respostas que dou através da Internet, vou passar uma manhã atribulada. No MMDS almoço com OLIVEIRA, muito ocupado com a parte burocrática da Entidade. Hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo o TENENTE PM EDMILSON. Ele vem buscar uma documentação solicitada pelo CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO para a “briga” de 14 de outubro na Assembléia Geral que acontecerá na AORRPM à tarde. Ainda o EDMILSON está no MMDC quando chega o PM ÂNDERSON ÂNGELO RAFALONI DE OLIVEIRA, do Centro Médico da PMESP, que está cursando o FMU. Ele está envolvido num trabalho acadêmico sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e vem solicitar subsídios que possam ajudá-lo em seu intento. Vai sair da Sociedade depois das 16 horas, quando retorno para casa.



Recebo uma mensagem do GINO STRUFFALDI sobre o envio de um relatório sobre a nossa viagem a SANTOS DUMONT, MINAS GERAIS, em 10/11 de outubro de 2007:

CARÍSSIMO GINO

Tudo isso também está nas "MEMÓRIAS DO VENTURA" é só procurar no GOOGLE. Acabo de lançar na web o dia 14 de outubro e já recebi um comunicado de TAUBATÉ sobe um episódio lá citado. É interessante o milagre da cibernética.

Em 13 de outubro de 2010 17:30, Gino Struffaldi escreveu:

Prezado Cel. Ventura.- Meu computador está com problemas e não sei se esta mensagem chegará a destino.- Estou impressionado com a sua paciência, cuidado e exatidão, assim como com a quantidade de detalhes que escreveu em seu relatório. Nossa !!! - Timtim por timtim, tudo o que aconteceu durante a viagem, mas também incluindo informações que não estavam a nosso dispor na ocasião, como datas e acontecimentos antigos.- Parabéns e obrigado.- Abraços - Gino



Minha prima MARLI responde à mensagem sobre o aniversário da MÔNICA, filha da prima CARMEM. Ela me inquire sobre como conduzo a vida e lhe respondo com a seguinte mensagem:

ESTIMADA MARLI

As algemas de minha vida ocupam todo o espaço disponível. Veja você que sómente agora coloquei no ar, devidamente atualizado, o dia 14 de outubro, com cerca de 40 páginas. Ainda nesta noite irei preparar um discurso para uma Assembleia Geral que acontecerá amanhã, às 15 horas, na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP, na Rua Tabatinguera.

Já para sexta-feira, 10 horas, estarei na Assembléia Legislativa, para a solenidade dos 78 anos do Encerramento da Revolução Constitucionalista de 1932. Alias eu lhe convidei para esse evento.

Na semana que vem, dia 19, irei ao RIO DE JANEIRO para receber a Comenda TOMÉ DE SOUZA. Depois, dia 22, uma cerimônia na Base Aérea, DIA DO AVIADOR. Em seguida, preparação da sexta reunião da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32 (dia 27).

Isso sem contar os trabalhos com os meus arquivos, minhas memórias, enfim, esses são laços criados por mim mesmo e que prende toda a minha atenção. Veja você o drama dos mineiros do CHILE. É um episódio único que conheço. O resgate dos 32 mineiros é algo emocionante. Pois ainda hoje irei lançar isso em minhas memórias.

Venha participar desses eventos e você verá um outro lado da vida. O do voluntariado, O grande prazer em ser útil ao próximo. Minhas memórias estão na web justamente para isso, isto é, contar o que fiz durante grande parte de minha vida, com acertos e desacertos próprios de nossa existência. Hoje, dia 13 de outubro, tenho o lançamento da morte do meu primeiro colega do curso da Escola de Oficiais, o MAJOR PM ARLINDO DE MOURA, que Deus o Tenha. Já entrei em contato com os companheiros lembrando a sua morte. Enfim, se vou contar para você todos os lances diários da minha vida isso irá dar algumas páginas de comentários, isso sem contar os e-mails que recebo e que respondo.

Uma boa noite para você. Espero que minhas palavras a estimulem.



Em 13 de outubro de 2010 20:32, HELENA FONSECA escreveu:

Oi coronel... tudo bem?

Eu estou lendo esse recado agora, são 20:22 hs do dia 13.10.2010.

Eu não sei o telefone da Mônica e então, não teria como parabenizá-la...

Mas obrigada pela informação.... não esquecerei...

Eu conversei com a Carminha há alguns dias atrás, e estou pensando em ir a casa dela qualquer dia desses... se vc tb quiser ir....

Eu ainda não sei o dia, mas eu te avisarei...

Depois daquele furo, não posso pedir para vc ir, mas se vc for, ficarei muito contente... r s

Vou fazer esforço de ir àquela reunião do dia 27.10.2010.

Eu já estou sem medo de sair às ruas, e até estou ficando muito tempo nela.

Hoje, por exemplo, saí às 12:30 hs e cheguei por volta das 19:30 hs...

E você coronel? Nunca fala nada da sua vida?

Um abraço...

Marli Helena

MARLI

Hoje, dia 12 de outubro, é aniversário da MÔNICA, filha da CARMINHA.





Por César Illiano e Terry Wade

ACAMPAMENTO ESPERANÇA, Chile (Reuters) - Todos os mineiros presos há 69 dias nas entranhas do Chile voltaram a respirar ar fresco e a abraçar seus familiares, num emocionante resgate que entrou para a história. Entre gritos de felicidade, sirenes, aplausos e festejos, os 33 mineiros emergiram à superfície, um de cada vez, na diminuta cápsula Fênix, depois de percorrerem 625 metros num túnel escavado na rocha para esse fim. Luis Urzua, de 54 anos, foi o último mineiro a ser resgatado. Ele liderou os mineiros durante todo o tempo, planejou as atividades e ações diárias e organizou os turnos. Os trabalhadores ficaram presos na mina San José por causa de um desabamento em 5 de agosto. Durante 17 dias, acreditou-se que eles estavam mortos, até que uma pequena sonda conseguiu chegar à área onde eles se encontravam, trazendo de volta um bilhete que se tornou famoso: "Estamos bem no refúgio os 33". "Nascemos todos de novo. O coração estava me saindo pela boca", comentou Yessenia Segovia ao ver a subida de seu irmão Víctor, que escreveu dezenas de páginas dentro da mina, contando a história da tragédia. Carlos Bugueño, de 27 anos, foi o 23o a ser resgatado. Como todos os demais, chegou num traje especial, para enfrentar a drástica diferença térmica, e com óculos escuros, para proteger a vista após o prolongado período na escuridão. "Bem-vindo de volta à vida", lhe disse o presidente Sebastián Piñera, dando-lhe um abraço. Todos os mineiros são levados de maca para um hospital de campanha montado ao lado do poço, e de lá para um centro médico na cidade de Copiapó. Em geral, apresentam boas condições de saúde. Somente um apresentava um quadro de pneumonia e estava sendo tratado com antibióticos, disse a jornalistas o ministro da Saúde, Jaime Mañalich. A operação foi acompanhada ao vivo por televisões do mundo inteiro e por milhões de espectadores, segundo as autoridades. A operação de resgate acabou aproximando Chile e Bolívia, países vizinhos que não mantêm relações diplomáticas por causa de uma guerra no século 19, que privou os bolivianos do acesso ao mar. Um dos mineiros é boliviano, e o presidente Evo Morales foi à mina San José para encontrá-lo e para agradecer Piñera pelos esforços. Morales ofereceu casa e trabalho para o mineiro Carlos Mamani, que no entanto ficou de pensar melhor, segundo um dos seus dez irmãos, que viajou numa caravana de 35 parentes de Cochabamba até o hospital de Copiapó. "Ele é um chileno a mais, assim deveríamos ser todos os países, todos irmãos," disse Víctor Zamora, outro mineiro resgatado, referindo-se a Mamani quando ainda era levado para o hospital de campanha. Outro mineiro, Edison Peña, fã de Elvis Presley, recebeu dos Estados Unidos um convite para visitar Graceland, a mansão do cantor morto em 1977. A festa no Chile começou logo depois da meia-noite, quando buzinas, aplausos e sinos soaram no país inteiro para celebrar o "parto da montanha." O mineiro Mario Gómez, o mais velho do grupo, contou o que viveu aos presidentes do Chile e da Bolívia. "A única coisa que eu queria era chegar em cima. A vida é uma só, e aqui a gente pensa que é preciso mudar. Eu mudei, sou um homem diferente", afirmou. Com um humor indestrutível, Mario Sepúlveda, o segundo a ser resgatado, apareceu com uma sacola amarela, da qual tirou pedaços de pedra que distribuiu como uma espécie de souvenir, inclusive ao presidente Piñera. "Estou muito contente!", gritou Sepúlveda, rindo, socando o ar e abraçando todos os que estavam à sua frente. Mas ele também soube falar a sério. "Estive com Deus e estive com o diabo. Os dois brigaram por mim, e Deus venceu", disse ele numa entrevista coletiva posterior, na qual cobrou mudanças abrangentes para garantir a segurança dos trabalhadores. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a operação. "Esse resgate é uma homenagem não só à determinação dos trabalhadores de resgate e ao governo chileno, como também para a unidade e a determinação dos chilenos, que inspirou o mundo", afirmou. Ele não foi o único a felicitar o Chile. Piñera recebeu também telefonemas dos seus colegas do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirchner; do Peru, Alan García; do México, Felipe Calderón; e da Venezuela, Hugo Chávez. (Com reportagem adicional de Antonio de la Jara, Fabián Cambero, Ignacio Badal em Santiago; Juana Casas em Copiapó)

Não há mais jogo a menos. A vantagem sobre os adversários diretos ficou para trás. O técnico é interino. E o sonho de ser campeão está mais para pesadelo, praticamente perdido em seis rodadas sem vitória. Com futebol apático e lentidão, o CORINTHIANS segue dando vexame no Campeonato Brasileiro. Nesta noite, em SÃO JANUÁRIO, em jogo adiado da 18ª rodada por causa das festividades do centenário, a equipe visitou o VASCO e sofreu sua terceira derrota seguida (2 a 0), igualando o número de partidas dos rivais e se mantendo 5 pontos atrás do líder CRUZEIRO. Com a seqüência de resultados ruins, o alvinegro perdeu a chance de ser líder e ainda a segunda colocação. Viu SANTOS (48 pontos) e INTER (47) encostarem e pode cair ainda mais na tabela se voltar a tropeçar diante do GUARANI, que só perdeu uma vez no BRINCO DE OURO, no domingo, dia 17. O SANTOS vence o INTERNACIONAL por 1 a 0 nesta noite.



Faleceu a psicóloga ROZALIA BLASER, em sua casa, com problemas no coração, aos 86 anos. Nasceu em 21 de junho de 1924. Títulos não faltavam à ROZALIA. Especialista em saúde pública e professora universitária. Era filha de DAWID BLASER e BALBINA BLASER. Deixa três filhos, a irmã MINA e netos. O enterro será realizado no cemitério israelita do BUTANTÃ.



Aproveitando as falhas de segurança da Cadeia Pública de JACAREI – as câmeras de vigilância e as cercas elétricas estão quebradas – 15 homens armados com fuzis entraram pela porta da frente do 1º DP e resgataram da cela um preso ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e dois colegas de cárcere. A ação, às 4 horas, levou apenas 5 minutos. “Viemos buscar o 15º homem do PCC”, gritava o grupo. Para fazer o resgate, o bando usou como isca uma mulher morena que simulou estar sendo assaltada na rua. Foi ela quem atraiu a escrivã até a porta para que fosse dominada. O grupo passou pelo plantão arrastando a funcionária e foi até a carceragem. Ali, pegaram o carcereiro e obrigaram-no a destrancar a cela de JOSÉ NIVALDO DA SILVA, de 37 anos, o RATINHO do PCC. Além dele, foram libertados FERNANDO SOARES, de 22 anos, e MARCO ANTÔNIO DA COSTA, de 32. Nenhum dos três foi recapturado. O delegado plantonista e um investigador haviam saído para um lanche. Segundo JOÃO VALLE DA SILVA LEME, seccional de JACAREÍ, RATINHO é considerado um preso de alta periculosidade. Na ficha do preso existem passagens por ameaça, roubo e porte ilegal de arma. RATINHO, procurado por roubo em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, estava detido em JACAREÍ desde o dia 30 de setembro, quando foi detido pela Polícia Rodoviária Estadual em JAMBEIRO.



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) GILMAR MENDES foi assaltado por cinco homens, hoje, no calçadão da Avenida BEIRA-MAR, em FORTALEZA. GILMAR caminhava sem a companhia se seus seguranças, quando foi abordado pelo grupo de marginais. Os ladrões levaram o cordão de ouro que o ministro usava. O local, próximo do NÁUTICO ATLÉTICO CLUBE, é o mesmo onde GILMAR sofreu uma tentativa de assalto em 2008, quando dois homens tentaram levar um cordão de ouro usado por ele. No primeiro episódio, os seguranças impediram que o cordão fosse roubado e prenderam um dos bandidos, JÉFFERSON HERMÍNIO COELHO MONTEIRO, que na época tinha 18 anos e, apesar de não ter antecedentes criminais, não obteve hábeas corpus para responder ao processo em liberdade. Em 2006, MENDES e a ministra ELLEN GRACIE foram assaltados no RIO, ao sair da Base Aérea do Galeão, num acesso à LINHA VERMELHA. Em 2008, o ministro sofreu um arranhão no pescoço. Desta vez, os bandidos conseguiram fugir com o cordão, mas GILMAR nada sofreu. Ele passou o feriado prolongado de NOSSA SENHORA APARECIDA descansando em FORTALEZA, terra de sua mulher.



O goleiro BRUNO FERNANDES passou mal hoje, pela quarta vez em uma semana, no Fórum de CONTAGEM (MG), em depoimento sobre o sumiço de ELZA SAMUDIO. O caseiro JOSÉ ROBERTO MACHADO disse que ELIZA esteve no sítio de BRUNO em junho (época do desaparecimento), mas que ela não ficava trancada. Hoje dois suspeitos tiveram hábeas corpus negado: a ex-namorada de BRUNO, FERNANDA GOMES DE CASTRO e FLÁVIO CAETANO DE ARAÚJO.



A apreensão de quase 2 toneladas de cocaína com cinco brasileiros em PORTUGAL provocou um terremoto na Polícia Civil de SÃO PAULO. Tudo porque um dos presos pela polícia portuguesa é o investigador WÁLTER JOSÉ BERNAL. Conhecido como RATÃO, ele foi um importante policial do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) até 2006. Atualmente, está na 5ª Delegacia Seccional de SÃO PAULO, na zona leste. “Ele é inocente. Estava no lugar errado, na hora errada e com a pessoa errada”. Disse o advogado DANIEL BIALSKI, que defende o investigador. A apreensão de 1,7 tonelada de cocaína na cidade de MONTIJO foi a conclusão de uma investigação da polícia portuguesa que durou seis meses. A droga está avaliada em 20 milhões de euros. A cocaína, de origem colombiana, chegou a PORTUGAL pelo PORTO DE LEIXOES, no norte do país. Estava em cinco contêineres misturada a placas de gesso, que foram transportados até MONTIJO, de onde seria enviada à ESPANHA. Segundo a investigação, os traficantes planejavam o envio de mais nove contêineres. BERNAL está há 21 anos na polícia. Em 2007, se tornou chefe dos investigadores da seccional, função que exerceu até 2009, quando com a mudança de direção da delegacia, deixou a chefia, mas ficou na unidade. BERNAL tem um apartamento na VILA NOVA CONCEIÇÃO, na zona sul. Com as prisões, ocorridas no dia 7 de outubro, os federais foram ao apartamento. Com um mandado expedido pela juíza NOEMI MARTINS DE OLIVEIRA, da 5ª Vara Federal de GUARULHOS, a PF apreendeu dois cofres, documentos, fotos, celulares e cartões de memória de telefones. BERNAL seria ligado ao empresário PAULO EDUARDO COSTA JUNQUEIRA, um dos sócios da empresa de gesso APRENDENDO A SOMAR, com sede em MONTIJO. A empresa de JUNQUEIRA teria ainda como sócio RARISSON SOARES DA SILVA, também investigado no caso. As casas de JUNQUEIRA em MAIRIPORÃ e em GUARULHOS, foram revistadas pelos federais. O empresário está entre os presos em PORTUGAL. Ele foi detido em companhia do empresário ÉMERSON RODRIGUES DE SALAS e BERNAL. BERNAL disse aos policiais portugueses que passava férias com sua mulher. De fato, ele está de férias desde 27 de setembro. “Ele foi a PORTUGAL a convite de PAULO”, afirmou BIALSKI.



FÁTIMA LORCA SCHORI, de 45 anos, nascida em TOLEDO (PR) e criada em BAURU, foi esquartejada em BIENNE, na SUÍÇA, onde morava havia seis anos. Segundo o ITAMARATY, o governo brasileiro ainda não teve acesso aos detalhes da investigação. FÁTIMA teria sido morta a facadas. A polícia de BIENNE – cidade de 50mil habitantes a 43 km da capital, BERNA – se recusa a dizer qual era a atividade de FÁTIMA no país e não informou onde o corpo foi encontrado. O motivo do crime também é um mistério. A polícia confirmou que a possível arma foi encontrada, mas não diz qual é e nem onde foi encontrada.



2 011 : - QUINTA-FEIRA

O Comandante Interino do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, MAJOR PM ALFREDO DONIZETI RODRIGUES DE SOUZA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar a solenidade alusiva ao 119º aniversário da Unidade, ocasião em que haverá a apresentação do “Carroussel” e outorga da medalha do 1º Centenário do Regimento de Cavalaria.

13 de outubro de 2011 - quinta-feira

18:30 horas

Rua Dr Jorge Miranda, 238- Luz

São Paulo - SP

Consigo nesta manhã arquivar todos os jornais atrasados. Isso é uma verdadeira luta. Levo para a hemeroteca os últimos livros de abril de 2010. Faço a revisão do dia 13 de outubro. Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC com idéia de comparecer ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” no horário marcado para a solenidade.

CAPITÃO PM ANÍSIO responde pela Secretaria das Medalhas, no impedimento do CORONEL PM MENDES. Traz uma parte dos diplomas das medalhas que serão entregues no dia 19 em CAMPINAS. Ele esteve ocupado com as provas para o CAO (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais). O CAPITÃO PM ANDRÉ LUIZ, do 8º BPMI – CAMPINAS, estuda comigo o script da solenidade marcada para a tarde da próxima quarta-feira, dia 19.

Recebo o Ofício nº 1BPChq-130/5/11 cujo assunto versa sobre a Outorga da Medalha do Centenário Batalhão TOBIAS DE AGUIAR.

I – Tenho a grata satisfação de comunicar a Vossa Senhoria que a Comissão para concessão da Medalha do Centenário do 1º Batalhão de Polícia de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”, outorgou-lhe a referida comenda.

2 – Tal honraria foi instituída pelo Decreto nº 33.927, de 14 de outubro de 1991, com o objetivo de galardoar personalidades, civis e militares, instituições, públicas e privadas, que tenham contribuído para o maior brilho do Batalhão ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e a seu povo.

3 – Assim sendo, cumprimento-o pela honrosa distinção, informando que a cerimônia será realizada no próximo dia 14 de outubro de 2011, às 17 h, neste BTA, localizado na Av. Tiradentes, 440 – LUZ, nesta Capital, podendo eventuais detalhes serem ajustados por meio do telefone 3315-0188, ramal 1250.

4 – Outrossim, informo que os trajes previstos para os agraciados são os seguintes:

4.1. Policiais Militares: Oficiais B-3.1 ou B-4 e Praças B-3.5 ou B-4.

4.1. FFAA> o Correspondente

4.3. Civis: Esporte Fino

5 – Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Senhoria protestos de elevada estima e consideração.



PAULO ADRIANO L. L. TELHADA

TEN CEL PM COMANDANTE



Ainda aproveitando a folga desta tarde, enquanto espero o horário de me dirigir ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, vou procurar um alfaiate, japonês, que tem seu atelier num prédio da Avenida da Liberdade. A finalidade é mandar fazer um terno para o final de ano. Encontro essa pessoa, mas vejo que ela já está com a idade acima do desejado para um alfaiate. Mesmo assim fico de retornar amanhã. Acontece que, na Praça JOÃO MENDES, recentemente, há cerca de dois meses, foi inaugurada a WOLF ALPHAIATARIA. O proprietário, Senhor ROQUE, mostra-me um terno que vai me servir como se fosse feito sob medida. Apenas pequenos ajustes e ele me satisfaz. Devo retirá-lo na próxima segunda-feira, dia 17.

São 18 horas quando rumo para o Regimento. Ali vou encontrar um sem número de amigos, oficiais da “velha guarda”, principalmente os da Cavalaria, como é tradicional. Entre eles estão o CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, 74; CORONEL PM SINÉSIO ALVES DE LIMA, 77; CORONEL PM EDUARDO MONTEIRO, 87; CORONEL PM LIMA, CORONEL EB ARY CANAVÓ, ex-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (seu pai, o CORONEL JOSÉ CANAVÓ, comandou durante anos o Regimento e foi também Comandante Geral); CORONEL PM EDUARDO FÉLIX DE OLIVEIRA, ex-comandante do Policiamento de Choque; CORONEL PM PAULO MIRANDA DE CASTRO, CORONEL PM NELSON CHIAVONE.

A primeira parte da solenidade é a inauguração do retrato do CORONEL PM RICARDO ANDRIOLI na galeria dos comandantes da Unidade. Preside esse ato o GENERAL PETERNELLI.

No palanque vamos encontrar o CORONEL PM JOÃO ÁUREO CAMPANHÃ, um dos mais antigos dos coronéis presentes; CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, Comandante Geral da PMESP; CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Sub Cmt PMESP; CORONEL PM MARDIROS MARCOS BURUNSIZIAN, CORONEL PM JOSÉ AUGUSTO FONTES RICO, Diretor do Museu Militar da PMESP; o nosso Comandante do Exército Constitucionalista ALFREDO PIRES, acompanhado de sua esposa, dona NAIR. Uma chuva fina atrapalha o desenrolar do evento. Permaneço no Regimento até 20 horas. Após as palavras das autoridades, dado o adiantado da hora, prefiro iniciar o meu retorno para GUARULHOS.

Em casa, embora não esteja com disposição, procuro abrir meu correio eletrônico.

Tomo conhecimento de uma mensagem que EGYDIO JOÃO TISIANI mandou para o CAPITÃO PM CERQUEIRA, do CPI-9 (PIRACICABA); ele mandou-me material interessantíssimo sobre a Revolução de 32 e daí surgiram outras conversas no sentido de se criar um núcleo de Correspondência nessa cidade, tal como existe hoje em ITAPETININGA.

Prezado amigo Sr. Cap CERQUEIRA

Enviei e-mail à Sociedade Veteranos de 32 - MMDC para a publicação do conteúdo sobre a história do meu avô naquele site e, surpreso fiquei quando o Sr. Cel VENTURA, seu atual Presidente, me enviou resposta dizendo que a matéria não só já havia sido publicada em seu Blog como também me fez o convite propondo para que eu fique o representante do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA extensão daquela Sociedade que deverá ser criado aqui em PIRACICABA conforme abaixo poderá observar o teor do e-mail enviado.

Respondi-lhe que fiquei lisonjeado e agradecido pelo nobre convite, porém, em eu sendo uma pessoa tímida, simples e enclausurada em meu lar não teria a competência necessária para assumir tal função, no entanto, se designado uma pessoa versada para presidente deste NÚCLEO poderia sim, ser um dedicado colaborador.

Disto posto, pergunto à V.Sª, caríssimo companheiro CERQUEIRA, se caso o profícuo e atuante Cel VENTURA insistir quanto à credibilidade para que eu assuma aquela função se posso contar com a sua ajuda junto ao CPI-9 no tocante se necessitar algum documento, contato com a Comunicação Social, apresentação às outras autoridades deste, enfim, naquilo que a Sociedade Veteranos de 32 - MMDC me solicitar a fazê-lo na busca de seu interesse relacionado a pesquisar fatos relativos à memória e os feitos de Veteranos de 32 de forma a difundir conhecimento?

Aguardo seu contato, despedindo-me,

Agradecidamente,

EGYDIO

PREZADO CAPITÃO PM CERQUEIRA

O Egydio Joao Tisiani possui um cabedal interessante sobre PIRACICABA na Revolução Constitucionalista de 32. Há muitos anos atrás, em PIRACICABA, havia um departamento da Sociedade que proporcionou a memória da EPOPÉIA DE 32 enquanto ainda existiam um número suficiente de veteranos para cuidar desse departamento.

Não tenho certeza, mas acredito que ainda há remanescentes daquele movimento constitucionalista nessa região. A nossa idéia é não deixar "morrer" o Ideal de Direito daqueles homens, mulheres e crianças que lutaram por uma causa nobre.

Pela internet estamos criando os núcleos de correspondência, mas há também núcleos que levam nomes dos heróis de 32, principalmente o da APMBB, criado em 3 de abril de 2009 e que leva o nome de "Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha". Dia 19 estaremos comemorando ainda o 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista no CPI-2. Ali, no 8ºBPMI existe o Núcleo "ALDO CHIORATTO".

Temos muitos outros núcleos na cidade de São Paulo, como em vários municípios. Converse com o seu comandante e veja da viabilidade de se criar um núcleo em PIRACICABA, que tanto colaborou para o esforço da revolução de 32. Estou lhe mandando os PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A CRIAÇÃO DE NÚCLEO.

Aguardo um contato seu.



Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2011

FÁBIO CANTON É CONDECORADO PELAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU



“Só posso dizer que é uma honra muito grande ser homenageado por pessoas que realizam uma tarefa impregnada pelo mais puro caráter humanista. E é nesse ponto que identifico áreas de convergência com o trabalho desenvolvido pela classe dos advogados, historicamente comprometida com os mais elevados ideais humanistas, consubstanciados no Estado Democrático de Direito”. As palavras são do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho, e foram proferidas durante a solenidade em que recebeu a medalha “Cinquentenário das Forças de Paz no Brasil”, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz na Organização das Nações Unidas – Abfip/ONU. “A advocacia é tão necessária à construção do edifício da dignidade humana quanto a liberdade é necessária à construção de uma Nação, sendo aquela o sangue que dá vida ao espírito do homem, e esta o oxigênio que faz respirar a sociedade”, discursou Canton.

A condecoração ao presidente da CAASP aconteceu no dia 13 de outubro, na Fecomércio, em São Paulo, no mesmo evento em que os advogados recém-aprovados no Exame de Ordem receberam a Carteira da OAB. “Como presidente do Conselho do Jovem Advogado, da Comissão de Direitos Humanos, do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP e, agora, da Caixa de Assistência, aprendi a extraordinária importância do trabalho humanístico”, assinalou Canton, lembrando os cargos que ocupou ao longo dos últimos oito anos na estrutura da Seção de São Paulo da OAB. E prosseguiu: “OAB e CAASP atuam de forma complementar, em uma integração indissolúvel, e com um portfólio de serviços que acolhe as demandas da classe, dando-lhe tranquilidade e segurança para o bom e saudável desempenho da advocacia. Com essas estruturas de suporte, o advogado se arma de energias para lutar na vanguarda da cidadania ativa, espaço onde se constrói uma sociedade altaneira, dinâmica, justa, próspera e solidamente comprometida com os ideais de liberdade, justiça e direito. Haveremos de concordar, portanto, que são muitos e fortes os pontos comuns entre advogados e ‘boinas azuis’, todos voltados para a paz, a justiça, a liberdade e a dignidade humana”.

O Brasil passou a integrar as Forças Internacionais de Paz da ONU em 1956. Desde então, são inúmeras as ações humanitárias que os “boinas azuis”, como são chamados esses combatentes, realizam pelo mundo, as quais lhes valeram por duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1988 e 2001). Atualmente, os “boinas azuis” brasileiros comandam missões de paz e de reconstrução nacional no Haiti, no Timor Leste e em Angola. A Abdif/ONU congrega hoje 400 brasileiros que participaram ou participam de empreitadas dessa magnitude. A história dos ‘boinas azuis’ mereceu referência em outro trecho do pronunciamento de Canton: “É extensa a lista dos locais distantes e inóspitos que receberam nossas Forças de Paz ao longo dos últimos 54 anos: Egito, República Dominicana, Guatemala, Equador, Peru, Congo, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Moçambique, Croácia, Índia, Paquistão, Libéria, Ruanda, a ex-Iugoslávia, Nova guiné Ocidental, Eslovênia Oriental, Costa do Marfim, Chipre, Guiné Bissau. Atualmente, executam seu trabalho no Haiti, no Timor Leste e em Angola. Recentemente, reportagens exibidas pela televisão brasileira sobre a terrível crise haitiana e a presença pacificadora das Forças da ONU, comandadas pelo Brasil, aproximaram como nunca a população brasileira da realidade vivida pelos ‘boinas azuis’ em sua luta para conter conflitos, restabelecer o convívio entre as partes e normalizar a vida nas regiões atingidas”.

Em entrevista à imprensa, o presidente da Abfip/ONU, Walter Mello de Vargas, afirmou que, “à frente da CAASP, o doutor Canton é responsável pelo bem-estar dos advogados. Quem presta assistência à advocacia presta-a ao povo, e reforça a cidadania. A medalha foi instituída para ser outorgada a esse tipo de cidadão”. Na avaliação de Norberto da Silva Gomes, cônsul da entidade que congrega os ‘boinas azuis’, “ao longo de sua carreira, o doutor Canton sempre trafegou pela estrada da dignidade, da cidadania e da solidariedade - principalmente agora, exercendo a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo”.

As palavras do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, aplaudidas pelo público que lotava o auditório da Fecomércio, foram de reconhecimento pelo trabalho do homenageado: “Canton é uma das grandes lideranças da nossa classe, companheiro leal que ao nosso lado vem trilhando um caminho de muitos anos. Entre outras atribuições, comandou o Conselho do Jovem Advogado e presidiu de maneira ímpar a Comissão de Direitos Humanos da Seccional, uma das bandeiras legais da Ordem. Hoje, de modo brilhante, conduz os destinos da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, entidade que tem 75 anos de serviços prestados à advocacia”.

Compareceram à dupla cerimônia – em que foi condecorado o presidente da CAASP e entregue a Carteira da OAB aos recém-ingressos nos quadros da advocacia -, o diretor da CAASP Anis Kfouri Jr., a diretora-adjunta da OAB-SP, Tallulah Kobaiashi de Andrade Carvalho; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição no Exame de Ordem, Marco Aurélio Vieira; presidentes de outras comissões temáticas da Seccional, conselheiros seccionais e outras autoridades. Na mesma oportunidade, decanos da advocacia paulista foram homenageados pela OAB-SP.
















Embora as reclamações sobre a atuação do árbitro WILTON SAMPAIO sejam justas, os santistas mereceram perder por 2 a 1 para o ATLÉTICO MINEIRO, hoje, na ARENA DO JACARÉ. O gol da vitória mineira foi marcado após pênalti inexistente e a expulsão do lateral CRYSTIAN foi injusta. Mas o time foi lento, desinteressado, preguiçoso e ainda teve NEYMAR expulso – com justiça – no final do jogo. Ainda nesta noite jogaram FLUMINENSE 3 x CORITIBA 1 e ATLÉTICO PARANAENSE 2 x VASCO 2. Mais uma vez a sorte colaborou para o CORINTHIANS fechar uma rodada na liderança. O empate do VASCO faz com que um vitória a menos que o rival, deixe o time na segunda colocação. O VASCO começou perdendo por 2 a 0 e, no final, com dois gols de ELTON veio o empate.



O estoque clandestino e o uso ilegal de cilindros de gás foram as prováveis causas da explosão que matou 3 e feriu 17 pessoas – 3 em estado grave – hoje pela manhã no restaurante FILÉ CARIOCA, na PRAÇA TIRADENTES, no centro do RIO. O impacto quebrou janelas até o 9º andar do Edifício RIQUEZA. O deslocamento de ar lançou uma das vítimas a 35 metros de distância. A tragédia ocorreu às 7:21 horas, depois que os funcionários tentaram sem sucesso controlar um vazamento de gás. O tremor foi sentido em outros prédios e levou pânico a hóspedes de um hotel da cadeia FORMULE 1, vizinho ao restaurante. O proprietário do restaurante, CARLOS ROGÉRIO DO AMARAL, de 47 anos, que pode ser indiciado por homicídio culposo, foi internado em estado de choque no Hospital QUINTA D´OR.

Nascido em BARCELONA, na ESPANHA, e radicado no BRASIL desde 1952, o cineasta ALBERTO SALVÁ se tornou um cronista das relações amorosas da produção cinematográfica nacional dos anos 1970 e 1980. Apesar de ter fotografado, roteirizado e dirigido algumas comédias no período da pornochanchada, o foco principal de SALVÁ era a complexidade dos relacionamentos amorosos, abordado em filmes como “INQUIETAÇÕES DE UMA MULHER CASADA” (1978). O realizador de “A MENINA DO LADO” (1987) também enveredou por relato autobiográfico “UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA”, de 1971 e até mesmo pelo segmento infantil em “AS QUATRO CHAVES MÁGICAS”, 1972. Escrita a partir do conto erótico “ALICE”, que SALVÁ publicou na revista “STATUS”, em 1983, “A MENINA DO LADO” se tornou um grande sucesso comercial, ao contar a história de um quarentão (REGINALDO FARIAS) que se apaixona por uma adolescente (FLÁVIA MONTEIRO). O filme recebeu os KIKITOS de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de GRAMADO (RS), um dos prêmios mais tradicionais do mercado brasileiro, em 1988. SALVÁ também emprestou o talento para produções televisivas. Dirigiu diversos programas para a TV GLOBO, como “CARGA PESADA” e “GLOBO REPÓRTER”. A partir dos anos 1990, dedicou-se a dar aulas de roteiro em diversos cursos no RIO DE JANEIRO. O cineasta morreu nesta quinta-feira, aos 73 anos, no RIO DE JANEIRO, em decorrência de um câncer no fígado. SALVÁ deixa um longa-metragem inédito: “NA CARNE E NA ALMA”. ALBERTO SALVÁ nasceu em 13 de abril de 1938.



Assim começam as bolas de neve ladeira abaixo, os assustadores tsunâmis e o fogo morro acima que ninguém consegue deter! Parece que dá para se avistar uma pequena luz no fim do túnel nessa grande noite escura em que vive o Brasil...

Marchando contra...

Impossível não falar das “Marchas Contra a Corrupção”, que no dia 7 de setembro e, agora, no dia da Padroeira do Brasil e também dia da criançada tomaram conta de importantes avenidas e ruas de diversas cidades do País, convocadas pela internet que, assim, evidencia o seu formidável poder de mobilização.

É uma pequena chama, considerando - se uma população de muitos milhões, mas é abrasivo o suficiente para esquentar os ouvidos dos crápulas e atiçar o bando de revoltados, que ainda persiste acomodado sem coragem de reclamar.

Ao contrário das Marchas realizadas no dia 7 de setembro, estas, sem perderem a sua palavra de ordem de “Marcha Contra a Corrupção”, são mais incisivas.

Elas bradam pela efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa, reverberam contra o escandaloso voto secreto, esbravejam contra a propaganda eleitoral que poderá ser paga com o dinheiro publico e outras centenas de reivindicações pertinentes, pois, nitidamente, seus alvos são as mazelas elaboradas para abusar da população e para conceder aos seus representantes uma pletora de benesses imperdoáveis.

E tudo, apenas graças ao incentivo de uns tantos corajosos que se atreveram a convocar a revolta necessária contra alguns abusos flagrantes do poder.

E não faltam motivos para unir estas parcelas da população que se sentem vilipendiadas nos seus direitos e enganadas sob o império de leis impingidas em benefício de minorias e ou de grupos.

Sim, parece que há um pouco de vida inteligente abaixo da linha do Equador.

Alvissaras aos seus idealizadores, aos que não compareceram aos desfiles das paradas gays, não se juntaram às centenas de greves que proliferam neste País, aos que não votam no BBB, mas que saíram às ruas, não por melhores salários, mas clamando por um pouco de dignidade.

Hoje, as Marchas são pacíficas. As massas humanas que as compõem, exigem honestidade, correção, lisura, respeito. Os manifestantes trazem dentro de si a revolta dos conscientes, dos que acompanham a grande lixeira que a Nação está se transformando.

Não clamam por nenhum nome, por nenhum partido, por nenhuma ONG, por nenhum credo, raça ou cor, querem a volta dos valores, da cidadania, a volta da meritocracia e, claramente, demonstram que não suportam a impunidade, a corrupção.

Que fiquem atentos os crápulas e os desonestos de plantão, as Marchas, hoje são tranquilas, passeios pacíficos de indignados; mas acreditem os patifes, os manifestantes poderão transformar - se num incontrolável conjunto de revoltosos, caso não percebam nenhuma atitude das autoridades para atender aos seus justos reclamos.

Salvo melhor juízo, estamos começando a escutar o grito da maioria, que é tímido no seu início, titubeante nos seus primeiros passos, mas que se consolida, engrandece, fortalece e levará, no futuro, aos trambolhões, para a rua da amargura toda a canalhice que se instalou nos três Poderes.

Quem viver verá.

Brasília, DF 13 de outubro de 2011.

Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira



O mundo da tecnologia perdeu uma de sua melhores cabeças nesta quinta-feira. DENNIS RITCHIE, criador do UNIX e da linguagem de programação C. Morreu aos 70 anos. Conhecido como “dmr”, ele é considerado um dos pais da computação atual – se não fosse por ele, nem BILL GATES nem STEVE JOBS teriam moldado o futuro da informática, uma vez que as primeiras plataformas criadas por ambos foram baseadas na linguagem C., desenvolvida por ele. Nasceu em 1941, RITCHIE começou sua carreira em 1967, na BELL LABS, logo após receber o diploma de doutor em física e matemática aplicada pela Universidade de HARVARD. Em 1973, ele criou (junto de KEN THOMPSON) o UNIX, sistema operacional que foi a base, décadas mais tarde, do LINUX e MAC OS X. O UNIX foi inovador por ser muito barato, compatível com qualquer máquina e permitir a instalação de vários softwares. A linguagem C foi desenvolvida entre o fim da década de 1960 e o começo da década de 1970. Hoje, é a segunda linguagem de programação mais popular do mundo (e a que tem mais linhas de código escritas). Em código aberto, é a linguagem de programação mais influente da história. Antes não havia uma forma fácil e acessível de se criar programas de computador compatíveis com qualquer hardware. Não havia nada do tipo. Ninguém sabia que isso poderia ser feito. E ele fez. Por suas criações, “dmr” ganhou o prêmio TURING em 1983 e a Medalha Nacional de Tecnologia em 1998, das mãos do então presidente dos EUA, BILL CLINTON.



O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, afirmou hoje ter provas do plano terrorista elaborado pelo IRÃ para matar o embaixador da ARÁBIA SAUDITA em WASHINGTON. “Não teríamos apresentado o caso se não soubéssemos exatamente como provar as afirmações contidas na denúncia”, disse ele, na primeira manifestação pública sobre o assunto. Segundo OBAMA, o iraniano MANSSOR ARBABSIAR, acusado de organizar o complô, tem ligações “indiscutíveis” com TEERÃ. O IRÃ classifica as acusações de “hilárias” e de uma “fabricação” americana.



O ex-presidente peruano ALBERTO FUJIMORI foi hospitalizado hoje após cair da cama durante a madrugada na prisão onde cumpre pena por violação de direitos humanos. FUJIMORI, de 73 anos, sofreu um corte na orelha ao bater a cabeça no criado-mudo, o que exigiu uma pequena cirurgia. Ele foi levado ao Hospital de Doenças Neoplásticas, no qual ele se tratava de um câncer na língua. Segundo seu filho, o congressista KENJI FUJIMORI, o pai sofreu um traumatismo cranioencefálico. O advogado CÉSAR NAKAZAKI afirmou que o ex-presidente teve uma queda forte, chegando a perder a memória por alguns minutos.



O Conselho Nacional de Transição da LÍBIA desmentiu hoje que MUTASSIM KADAFI, filho do ex-ditador, tenha sido capturado em SIRTE. Na quarta-feira, combatentes disseram que, depois de preso, o herdeiro do ditador foragido havia sido levado para BENGHAZI, onde seria interrogado. Naquela cidade, porém, um representante do governo interino afirmou que combatentes próximos a MUTASSIM foram detidos, mas que a captura do filho de KADAFI não estava confirmada. Em TRÍPOLI e em BENGHAZI, salvas de tiros foram disparadas para comemorar a suposta prisão. Pouco depois, ainda ontem, quarta-feira, o porta-voz do CNT JALAL AL-GALLAL disse à Associated Press que “não há confirmação de que MUTASSIM KADAFI foi capturado”. Combatentes ainda leais a KADAFI lutaram uma batalha desesperada hoje, a partir de um bolsão de resistência que fica cada vez mais reduzido em SIRTE. O CNT posicionou tanques para concentrar o fogo nos prédios que abrigam atiradores pró-KADAFI. “Temos o controle de toda a cidade, exceto pela vizinhança “número dois”, onde as forças de KADAFI estão cercadas”, afirmou KHALED ALTEIR, comandante de campo dos revolucionários em SIRTE. “Essa operação está terminando”, afirmou o CORONEL MOHAMMAD AGHFEER, do CNT. Bandeiras verdes, que denotam a lealdade ao ditador, ainda tremulam no topo de muitos edifícios da cidade, mas segundo o conselho que luta contra o regime de 42 anos as forças de KADAFI já não estão coesas.

2 012 : - SÁBADO

Um dia dedicado a mandar mensagens para associados do MMDC a respeito do COLAR DA VITÓRIA, bem como colocar imagens em meu blog, tiradas no dia 11 de outubro na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também passo um bom tempo reorganizando toda a papelada na minha biblioteca.



CAMILA, nossa Diretora de Comunicação Social, que juntamente com o MARKUS edita o “32 EM MOVIMENTO” pede as palavras do presidente para uma edição do jornal eletrônico que deverá sair este mês. Elaboro o seguinte:

PALAVRAS DO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA para ser publicado no JORNAL ELETRÔNICO “32 EM MOVIMENTO” – OUTUBRO DE 2012.

Sinto-me plenamente satisfeito com as 117 comemorações referentes aos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 32, tanto na Capital como no Interior. A criação dos 15 núcleos de correspondência, de 12 de julho de 2011 até nossos dias permitiram que a EPOPÉIA DE 32 se propagasse ate para o Exterior. No dia 1º de outubro, na Assembléia Legislativa, em pronunciamento por ocasião de magnífíca sessão solene, onde foi condecorado, entre outras autoridades, o Presidente Federal da Câmara Federal, MARCO MAIA, o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC anunciou a possível criação da FEDERAÇÃO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32-MMDC face o diminuto número de veteranos vivos e a divulgação da Revolução como sendo de âmbito nacional.

Dia 20 de outubro, às 15 horas, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, serão condecorados com as Medalhas CONSTITUCIONALISTA e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO militares de alta patente de CURITIBA, bem como políticos que estão alinhados com os nossos ideais.

Recentemente, no dia 11 de outubro, na sede da Sociedade, os membros do CONSELHO DO COLAR DA VITÓRIA EVOCATIVO AO 80º ANIVERSARIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 receberam a honraria. Em reunião do Conselho, na mesma data, estabeleceu-se que o COLAR DA VITORIA será, em principio, somente entregue aos nossos associados que estejam em dia com suas obrigações para com o MMDC. Está sendo marcado o primeiro almoço da VITORIA, para o início de dezembro. Também se deu prioridade para que apenas 32 associados que se apresentarem primeiro em aceitação de participação do almoço sejam condecorados. Os presidentes dos núcleos de correspondência, pelo denodo no levantamento de dados sobre o Movimento Constitucionalista, em cada região do Estado de São Paulo, sob sua jurisdição, foram os primeiros escolhidos, face o tremendo impulso dado ao nosso desiderato. A partir de segunda-feira, dia 15, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC receberá os pedidos de seus associados para participarem do almoço. Pensa-se já em se realizar o segundo almoço, face o interesse das pessoas em serem condecorados com a mais nova honorificência do MMDC. Agradeço sobremaneira aos associados que nos ajudaram a engrandecer a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com destaque para a criação do "32 EM MOVIMENTO" em janeiro de 2011, talvez o início de tudo no que diz respeito ao uso das ferramentas fornecidas pela internet, pois hoje a Sociedade Veteranos de 32-MMDC é uma organização respeitada até no exterior.

Vamos encerrando com chave de ouro as comemorações do 80º Aniversário do Movimento Constitucionalista, com viagens marcadas para SÃO JOÃO DA BOA VISTA no próximo dia 19, CAMPINAS no dia 25 e PIRACICABA no dia 27. Teremos eventos setoriais em São Paulo e ainda uma grande programação para novembro. A partir de 17 de dezembro entraremos em férias administrativas, mas antes realizaremos o ALMOÇO DA VITÓRIA na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, na TABATINGUERA.



Uma briga entre skinheads e skatistas na região da Avenida PAULISTA no final da noite de sexta-feira, ontem, terminou com um grupo de 12 pessoas no 78º DP dos JARDINS após a ação de policiais militares. O confronto ocorreu na Rua TREZE DE MAIO, na BELA VISTA, após os dois grupos se cruzarem. A PM foi acionada às 22 horas e, ao chegar no local, encontrou sete skatistas, alguns feridos, mas sem gravidade. Uma pessoa, ferida na cabeça, foi encaminhada ao pronto-socorro. Foram levados para a delegacia 11 skinheads, entre eles um adolescente. Com eles, havia três socos-ingleses, um canivete e um punhal, além do skate roubado dos rivais.



Dois agentes penitenciários foram atacados por dois desconhecidos em uma moto quando deixavam o Centro de Detenção Provisória (CDP) do BELÉM, na zona leste, às 21:30 horas de ontem. Uma das vítimas foi baleada. Os agentes já haviam saído do local de trabalho e caminhavam para o estacionamento da Associação Desportiva da PM quando foram surpreendidos pelos atiradores ao cruzarem a Rua NELSON CRUZ, perto de uma favela. Um dos agentes se jogou no chão e conseguiu escapar, mas o colega dele foi baleado no peito. Ele passou por cirurgia, mas seu estado de saúde não foi revelado. Os atiradores fugiram.



O CORINTHIANS tem o privilégio de ser, possivelmente, a única equipe que joga o BRASILEIRO sem maiores preocupações. O ano do TIMÃO entrou em banho-maria tão logo a equipe se sagrou CAMPEÃ DA LIBERTADORES. E a pasmaceira só terá fim quando se iniciar o MUNDIAL DE CLUBES, em dezembro. O empate por 1 a 1 com a PORTUGUESA, portanto, pouco alterou o cronograma, que tem todas as atenções dirigidas ao torneio do fim do ano, apenas frustrou o técnico TITE, que dizia que a vitória era importante para deixar a equipe com 45 pontos – marca estipulada por ele para poder “esquecer” o NACIONAL sem remorsos.

Em um jogo equilibrado, FLAMENGO e CRUZEIRO empataram por 1 a 1 nesta noite, no ENGENHÃO. O resultado foi ruim para os mineiros e ainda pior para os cariocas, que têm 36 pontos e correm algum risco de serem rebaixados. O INTERNACIONAL começou o jogo contra o ATLÉTICO – GO certo de que iria faturar três pontos contra o lanterna: o COLORADO saiu na frente no primeiro tempo, com gol de FRED, mas na segunda etapa o time goiano acertou o pé e virou o jogo: 3 a 1, no Estádio SERRA DOURADA, em GOIÂNIA. O INTER, que ainda sonha com uma vaga na LIBERTADORES, estacionou nos 45 pontos, enquanto o ATLÉTICO continua em último, com 23. Aos 23 minutos do segundo tempo, RICARDO BUENO virou o jogo.



Um dos diretores da TV EXCELSIOR na década de 1960, WILTON FRANCO reuniu quatro artistas para a criação do humorístico “ADORÁVEIS TRAPALHÕES” em 1966: WANDERLEY CARDOSO (cantor da JOVEM GUARDA), TED BOY MARINO (lutador dos programas de telecatch), IVON CURY (cantor e ator de chanchadas) e RENATO ARAGÃO, o DIDI, que ganhava destaque no cinema e nas emissoras de televisão do RIO DE JANEIRO na época. Como apresentador, atuou no programa “BALANÇA, MAS NÃO CAI” nos anos 1950 na Rádio Nacional. Além de “OS TRAPALHÕES”, WILTON FRANCO também dirigiu “ESSA GENTE INOCENTE” nos anos 1960 na TV EXCELSIOR e “O POVO NA TV” na TVS (atual SBT) na década de 1980, programa que também apresentava “HOJE É SÁBADO” e “MOACYR FRANCO SHOW”, foram outros dois programas que ele dirigiu na TV TUPI. A partir de 1988, “OS TRAPALHÕES” passou a ter direção geral de WILTON FRANCO – e com redação final dele e de RENATO ARAGÃO – e a ser transmitido ao vivo, direto do TEATRO FÊNIX. Com a morte de ZACARIAS dois anos mais tarde, o programa precisou ser reinventado. Com direção ainda a cargo de WILTON FRANCO e supervisão de criação de CHICO ANYSIO, “OS TRAPALHÕES” era dividido em duas partes, com shows musicais e esquetes com DIDI, DEDÉ e MUSSUM contracenando com comediantes convidados. FRANCO deixou a direção do programa em 1992, sendo substituído no ano seguinte por JOSÉ LAVIGNE. Nos últimos dez anos, FRANCO trabalhou como assessor artístico e conselheiro de ALEX MURAD, filho de BETO CARRERO, que cuida das empresas do pai. FRANCO trabalhava como consultor do PARQUE BETO CARRERO WORLD. Na manhã deste sábado, dia 13, ele teve um princípio de AVC e foi levado para o Hospital NOSSA SENHORA DA PENHA, em PENHA, SANTA CATARINA. A caminho da unidade teve parada cardíaca e morreu na ambulância, aos 82 anos. O velório de WILTON FRANCO começou hoje às 17 horas na capela mortuária da PENHA. A partir das 9 horas de amanhã o corpo de FRANCO vai ser cremado em BALNEÁRIO CAMBORIÚ, no Crematório VATICANO. “Ele não era só um consultor, ele era um grande amigo, uma pessoa de confiança, com grandes ensinamentos. Vamos sentir muita falta dele e de seus conselhos”, declarou ALEX MURAD, filho de BETO CARRERO.



A Polícia Civil do PIAUÍ está investigando a veracidade do depoimento de uma testemunha de que o ex-vigilante LUIS PEREIRA DOS SANTOS, de 43 anos, conhecido como PROFETA, usava sangue de ratos envenenados para curar doenças das pessoas que faziam parte de sua seita. LUIS pregava que o apocalipse seria às 16 horas de ontem, sexta-feira. Terminou preso por estelionato dez minutos antes do horário previsto por ele para o fim do mundo.



Um dia antes do início do processo de pacificação no Complexo de Favelas MANGUINHOS e do JACAREZINHO, para a instalação das UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), uma operação do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) terminou hoje com cinco suspeitos mortos no MORRO DO JURAMENTO, em VICENTE DE CARVALHO, na zona norte do RIO. A ação é parte da estratégia para evitar a fuga de traficantes de MANGUINHOS e JACAREZINHO para favelas dominadas pela mesma facção criminosa. De acordo com a polícia, os suspeitos foram baleados em dois confrontos. Eles chegaram a ser levados para o Hospital GETÚLIO VARGAS, na PENHA, mas não resistiram aos ferimentos.



O primeiro-ministro da TURQUIA, RECEP TAYYIP ERDOGAN, criticou hoje o Conselho de Segurança da ONU por não ter chegado a um acordo para dar fim à guerra civil na SÍRIA, iniciada em março de 2011. Em conferência internacional realizada em ISTAMBUL, ERDOGAN afirmou que o mundo vem testemunhando uma “tragédia humanitária” na SÍRIA. “Se ficarmos esperando um ou dois membros permanentes, o futuro da SÍRIA estará em perigo”, disse o premiê, segundo um tradutor oficial. A RÚSSIA e a CHINA, dois dos cinco membros permanentes do CS, vetaram resoluções que procuravam pressionar DAMASCO a encerrar o conflito e aceitar um processo de transição política. ERDOGAN também pediu uma reforma no CS, que ele descreveu como um “sistema desigual e injusto”, que não representa a maioria dos países. O premiê fez os comentários enquanto o ministro das Relações Exteriores turco, AHMET DAVUTOGLU, se reunia com líderes árabes e europeus em meio a tensões crescentes na fronteira entre a TURQUIA e a SÍRIA. Na quarta-feira, a TURQUIA interceptou um avião de passageiros que ia de MOSCOU a DAMASCO e confiscou o que declarou ser equipamentos militares a bordo da aeronave. A SÍRIA denunciou o ato como pirataria aérea e a RÚSSIA disse que a carga era composta de peças de radares que não violavam as leis internacionais. A onda de violência na SÍRIA já deixou pelo menos 33.082 mortos, a maioria civis, segundo dados divulgados hoje pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em LONDRES. Apenas nos últimos cinco dias, o número de mortos chegou a mil, informou a entidade. “Essa é uma guerra total, não há outra forma de descrever a violência na SÍRIA”, disse RAMI ABDEL RAHAMAN, diretor da organização.



Um carro-bomba explodiu hoje no mercado DARRA ADAM KHEL, no noroeste do PAQUISTÃO, matando pelo menos 17 pessoas, segundo informações de autoridades locais. Entretanto o número pode subir, uma vez que há 38 pessoas feridas, muitas em estado grave. O ataque ocorreu perto do escritório de um comitê de paz contrário aos insurgentes. Ninguém assumiu a autoria do atentado, mas militantes paquistaneses do taleban têm protagonizado ataques semelhantes na região para punir idosos que apóiam as forças de segurança em suas ofensivas contra os integrantes do grupo. O ataque destruiu 15 lojas e oito veículos. O atentado seria obra de um indivíduo que levava os explosivos em seu veículo, mas a polícia não confirmou que se trate de um ataque suicida. Não ficou claro quantas pessoas estava no comitê.



O líder da AL-QAEDA, AYMAN AL-ZAWAHIRI, convocou os muçulmanos para uma guerra santa contra os ESTADOS UNIDOS e ISRAEL em represália ao filme “INOCÊNCIA DOS MUÇULMANOS”, que insulta o profeta MAOMÉ. Em uma mensagem divulgada hoje pela AS-SAHAB, braço de mídia da AL-QAEDA, AL-ZAWAHIRI diz que WASHINGTON permitiu a produção do filme sob o pretexto de liberdade de expressão, “mas esta liberdade não evitou a tortura de prisioneiros muçulmanos”.



Fantasiados, ativistas japoneses antiglobalização fizeram uma manifestação hoje contra o poder do dinheiro durante uma reunião do FMI e do BANCO MUNDIAL, em TÓQUIO. Eles protestaram ainda contra o plano do governo de voltar a usar energia nuclear após a crise de FUKUSHIMA em 2011. Isso ocorreu após a empresa responsável pela usina nuclear admitir que minimizou os riscos de um acidente com medo de prejuízos.



Uma multidão nos ESTADOS UNIDOS parou para ver o ônibus espacial ANDEAVOUR, desativado em 2011, ser transportado pelas ruas de LOS ANGELES, rumo a um museu, onde ficará em exposição.



Cerca de dois mil espanhóis marcharam hoje batendo panelas, frigideiras e tampas no centro de MADRI para protestar contra os efeitos da crise que recaem sobre a população, enquanto os bancos são resgatados. Com o lema “Não devemos, não pagamos”, a multidão partiu da sede da UNIÃO EUROPEIA, na capital espanhola, até a Praça PORTA DO SOL. Muitos gritavam: “Não é uma crise, é uma fraude!”.



RUPERT MURDOCH, magnata dos meios de comunicação dos ESTADOS UNIDOS, usou o TWITTER hoje para declarar seu apoio ao republicano MITT ROMNEY, nas eleições presidenciais. MURDOCH, de 81 anos, acusou o presidente BARACK OBAMA e seu vice, JOE BIDEN, candidatos à reeleição, de mentir sobe a relação de WASHINGTON com o líder israelense BENJAMIN NETANYAHU, e sobre o ataque mortal contra o consulado americano na LÍBIA.



Nenhum comentário: