domingo, 22 de janeiro de 2012

ABERTURA OFICIAL DAS SOLENIDADES DO JUBILEU DE CARVALHO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, NA PRAÇA DA SÉ, EM 22 DE JANEIRO DE 2012


PALANQUE OFICIAL DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC DECLARA ABERTA AS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE CARVALHO DA EPOPÉIA DE 32. ESTÃO PRESENTES OS PRESIDENTES DOS NÚCLEOS DE JAHÚ, ITAPIRA, SÃO VICENTE, VÁRIOS DIRETORES DA EXECUTIVA E CONSELHEIROS.
CORONEL PM VENTURA HOMENAGEIA A ASSOCIADA ALZIRA WOLFF. Ainda se vê MARIA DE LOURDES WOLFF, JULIO DARVAS, MARINEI e outras pessoas que participaram na manhã de 22 de janeiro, na PRAÇA DA SÉ, da Abertura Oficial dos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932
O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC HOMENAGEIA O CONSELHEIRO PEDRO PAULO PENNA TRINDADE

NA PRAÇA DA SÉ, SABINA, ALFREDO PIRES  (nosso comandante do Exército Constitucionalista) e o CORONEL PM VENTURA homenageando a Diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE.


CORONEL PM VENTURA HOMENAGEIA O PROFESSOR JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, COORNADOR DO NÚCLEO DA LAPA E PRESIDENTE DA COMISSÃO DO RESGATE DA MEMÓRIA DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 (no fundo, da esquerda para a direita aparecem CAMILA GIUDICE, Diretora de Comunicação Social; JÚLIO DARVAS, do Comitê Operacional e MARINEI CHALUB, nossa secretária)



CORONEL PM VENTURA HOMENAGEIA JÚLIO DARVAS (COMITÊ OPERACIONAL). No fundo notamos, do lado esquerdo, CAMILA GIUDICE (nossa diretora de Comunicação Social) e do lado direito MARINEI CHALUB (secretária do MMDC). 

NOSSA BRILHANTE SEÇÃO DA BANDA DE MUSICA (CORPO MUSICAL DA PMESP
 MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELO CARINHO QUE VOCÊ TEM PARA COM A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC HOMENAGEIA O JOVEM ERIC, PRESIDENTE DO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPIRA


CORONEL PM VENTURA E DOUTORA MARIA LÚCIA DE CAMARGO, DIRETORA SOCIAL DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC (RESPONDE ATUALMENTE PELA DIRETORIA JURÍDICA)

PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC HOMENAGEIA SABINA E JÚLIO DARVAS (DO COMITÊ OPERACIONAL)

SABINA E JÚLIO DARVAS (INTEGRANTES DO COMITÊ OPERACIONAL DA SOCIEDADE
VETERANOS DE 32-MMDC)
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - M.M.D.C.


“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”



Evento: Solenidade em comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 - Jubileu de Carvalho

Local: Praça da Sé

Data: Dia 22 de Janeiro de 2012

Horário: 10h00

Mestre de Cerimônia: Markus Runk





Roteiro



Autoridades presentes senhoras e senhoras, bom dia!



Sejam muito bemvindos a esta cerimônia alusiva em comemoração à abertura do jubileu de carvalho da Revolução Constitucionalista de 1932. Realizada pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Há 80 anos aconteceu o último grande conflito armado no Brasil e estamos aqui hoje para relembrarmos este evento importante para a história do Estado de São Paulo e um dos mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante a elaboração da Constituição Federal.

Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932 e teve quatro mártires, quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32.

Quatro jovens que com o sacrifício da própria vida no dia 23 de maio de 1932 tombaram em defesa do ideal democrático e em cuja memória foi instituído o Dia da Juventude Constitucionalista.

Estes quatro heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, se tornaram tão importantes que em 20 de junho de 2011 foram inscritos no Livro dos Heróis da Pátria.

O Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, destina-se ao registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.

Outros nomes ali inscritos são: Dom Pedro I, Chico Mendes, Tiradentes, Santos Dumont, Padre José de Anchieta, entre poucos outros.



Convidamos os presentes para que junto entoemos o Hino Nacional Brasileiro executada neste ato pela BANDA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

E logo na seqüência será tocada a Marcha Paris Belfort. Música que tocou na radio Record, no momento que explodiu o movimento. Os mais enfáticos apoiadores correram para a radio, ali bem na praça da república, coração de São Paulo para que fosse informado que a revolução havia eclodido. E lá procuraram uma marcha, que por acaso foi a Paris Belfort, de origem francesa e tocada durante toda revolução.

Ela inclusive está se tornando um hino do povo paulista, pelo civismo, pela emoção e pelo brilho que ela contém.

[Canto do Hino Nacional]

[Paris Belfort]



Neste instante, teremos a oportunidade ímpar de ouvir as palavras do Presidente da Sociedade Veteranos 32 – MMDC: CEL PM MARIO FONSECA VENTURA, que fará a abertura oficial dos 80 anos da revolução de 32.



[Discurso: Cel. Ventura e leituras dos cartões de presença]



Convidamos agora o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, senhor PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que declamará uma poesia alusiva a data.



[Poema: Eu Te Amo São Paulo]



Para perpetuar a memória dos nossos heróis de ontem e de hoje, a Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, edita mensalmente e gratuito o jornal 32 em Movimento, disponível eletronicamente no site www.sociedademmdc.com.br. Nele são contados histórias e relatos destas pessoas ímpares, fatos marcantes e curiosos. Este jornal completa agora dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, um ano. E para comemorar em grande estilo os 80 anos da Revolução, estas edições serão compiladas em um livro histórico.



Convocamos os seguintes amigos e colaboradores da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC para que se posicionem em destaque a frente do palanque para que possam ser agraciados com um Certificado de Participação.

Este Certificado é especial em homenagem aos 80 anos da Revolução e é uma forma de reconhecimento pela causa defendida pelos heróis da sagrada epopéia na defesa pela reconstitucionalização do país.



Uma salva de palmas a estas incansáveis pessoas

DOUTOR REGINATTO

.ALFREDO PIRES FILHO

.ALZIRA WOLFF

.CAMILA LOURENÇO GIUDICE

.ÉRIC LUCIAN APOLINÁRIO

.DRA. FRANCES DE AZEVEDO

.GUILHERME ANDREOLLI CORREA

PROF JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA

.JOÃO MARQUESINE

.JOSÉ D’AMICO BAUAB

.JULIO DARVAS

.DRA MARIA LUCIA CAMARGO

.DRA. MARGARIDA ROSA DE LIMA

.MARIA DE LOURDES

.MARINEI ANGELO CHALUB DE OLIVEIRA

.MARKUS RUNK

.PAULO EUGENIO PINOTTI DE ALMEIDA

.DR. PEDRO PAULO PENNA TRINDADE

SABINA VASCONCELOS COSTA

Como parte desta solenidade temos uma exposição dos veículos militares antigos, a direita do palanque. Organizado pela Associação Paulista de Veículos Militares Antigos.

Veículos expostos

1. 3 Jeep de 42 2. Guerra usado pela FEB

2. Jc5 de 80 usado pelo Exercito Brasileiro

Assim termina a Solenidade Especial de Abertura das Comemorações do Jubileu de Carvalho, os 80 anos da revolução constitucionalista de 1932. Ao longo de 2012 teremos muitas comemorações, eventos e homenagens. E não somente nas datas alusivas tradicionais, como 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro.

Portanto, siga as midias sociais: no twitter @mmdc32 ou acesse o nosso site www.sociedademmdc.com.br

Acompanhe nossas notícias, nossa programação e o nosso jornal eletrônico mensal 32 em Movimento. Vamos manter viva a história, os heróis e os ideais lutados.
Eu, Markus Runk, Diretor do Cerimonial, da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC e em nome da Sociedade agradeço a presença de todos, tenham um ótimo domingo, fiquem com Deus e VIVA SÃO PAULO!
ENCERRAMENTO DA SOLENIDADE

MANIFESTAÇÃO DO ERIC LUCIAN APOLINÁRIO, PRESIDENTE DO NÚCLEO "CORONEL FRANCISCO VIEIRA" DE ITAPIRA.
Olá caro Cel. Mário Ventura!


Só tenho a lhe dizer que esta manhã foi incrível! Adorei ter te conhecido pessoalmente! Você é uma ótima pessoa! Para lá e para cá, sempre preocupado com a organização do evento! Está de Parabéns! Este ano será sensacional para o Núcleo, tenho certeza disso!

Muito obrigado pela oportunidade de conhecê-lo e conhecer tantas pessoas incríveis, que se unem por um ideal! Tenho certeza de que muitas amizades alegres e sinceras surgiram para mim nesta manhã de domingo!

Obrigado também pela oportunidade de conhecer a sede da Sociedade! Meu Deus! Que Arquivo!

Eu acredito realmente que o universo conspira na hora certa para que as situações aconteçam!

Trabalho em minha pesquisa a 4 anos, sempre visitando museus, bibliotecas, jornais, baseando-me quase que 90% de minha pesquisa em jornais da época, mais de 20 jornais diferentes.

Quando vi o Arquivo da Sociedade Veteranos de 32, fique extasiado!

Há nos Arquivos, alguns livros com Telegramas enviados por Batalhões durante a guerra. São simplesmente cruciais para minha pesquisa, que está totalmente focada no conflito armado ocorrido entre os meses de Julho a Setembro na região de Eleutério. Encontrei alguns preciosos telegramas e manuscritos, incluindo uma fotografia incrível de um soldado, morto em Eleutério, com todas as especificações, número de soldado e demais informações. Meus olhos marearam! A emoção foi grande! Havia em minhas mãos, documentos originais que eu pensava, terem se perdido durante os anos! Ou até mesmo, pensava que não existissem.

Essa experiência foi incrível! Um sentimento de esperança e alegria!

No mesmo instante, tive o desejo de te pedir encarecidamente, autorização para estudar esse acervo precioso, digitalizando-o, catalogando-o e estudando-o.

Pensei em após digitá-lo e cadastrá-lo, gravar os arquivos organizados por data em DVD e doar este trabalho pronto para a Sociedade.

Gostaria muito de amadurecer essa idéia contigo. Terei um tempo livre pelo mês de fevereiro, gostaria muito de passar algumas horas estudando e catalogando voluntariamente esse acervo!

Mais uma vez, parabéns e muito obrigado!

Aguardo contato!

Grande abraço!

Eric Lucian Apolinário

Pesquisador - Presidente

(19) 8102-7351

Núcleo Cel. Francisco Vieira

Sociedade Veteranos de 1932

http://nucleommdcitapira.blogspot.com/



ESTIMADO ERIC

Em primeiro lugar, minha gratidão por você ter feito uma longa viagem para participar de nossa solenidade de Abertura dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista.

Como presidente do Núcleo de ITAPIRA você tem livre trânsito em todos os nossos núcleos e dependências. Sua proposta é simplesmente inacreditável, mas sei que posso contar com você e todos os demais participantes do Núcleo de ITAPIRA, principalmente os irmãos MARQUEZINI que você apresentou na oportunidade à nossa família "constitucionalista".

O MMDC é de todos os nossos associados e sem vocês a Entidade não existiria.

Recebi algumas fotos agora à noite e, embora cansado pelo trabalho que me deu a preparação do 22 de janeiro, as coloquei em meu blog. Clique em http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/

as demais fotos que certamente virão às minhas mãos também serão adicionadas às minhas memórias.

aguardo ansiosamente o evento de ITAPIRA.

MEMÓRIAS DO VENTURA: 21 DE JANEIRO DE 2012

MEMÓRIAS DO VENTURA: 21 DE JANEIRO DE 2012: DIA V I N T E E UM D E J A N E I R O D E 2012 – S Á B A D O. 75 anos e 26 dias de férias. Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950...