terça-feira, 3 de abril de 2012

CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA É O NOVO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO


Coronel Roberval Ferreira França ficará no lugar de Álvaro Camilo.
Ex-comandante deixou o cargo na segunda-feira.

O coronel Roberval Ferreira França, comandante do policiamento do ABC, foi escolhido na tarde desta terça-feira (3) o novo comandante geral da Polícia Militar de São Paulo. Ele foi selecionado após reunião com o governador Geraldo Alckmin no início da tarde.
França ficará no lugar do coronel Álvaro Batista Camilo, que deixou o cargo no início da tarde de segunda (2). Em nota enviada pela corporação, o coronel disse que entregou o cargo ao governador Geraldo Alckmin e que agradece a “fundamental colaboração” ao seu comando. O coronel encerrou a nota dizendo que “foi um orgulho e grande privilégio comandar uma instituição da grandeza de São Paulo”.
“Saio com sentimento do dever cumprido. Nós fizemos o melhor enquanto estivemos aqui”, disse o coronel em entrevista ao SPTV. Ele deixa o cargo mais de um mês antes de completar cinco anos como coronel, tempo limite para se aposentar. O governador Geraldo Alckmin elogiou Camilo. “O comandante-geral fez um excelente trabalho, foi um avanço enorme na Polícia Militar em tecnologia, liderança na tropa, redução dos índices de criminalidade”, afirmou.

Ele havia sido nomeado para o posto em 16 de abril de 2009. Em sua posse, o então governador José Serra, que é palmeirense, brincou dizendo ter hesitado em deixar o comando da PM com um corintiano. No evento, ele afirmou ter como meta combater "desvios de conduta" e "modernizar" a corporação.
Foi sob o comando de Camilo que a Polícia Militar fechou convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para monitoramento do campus. A medida gerou protestos de estudantes, que ocuparam prédios da universidade.

Críticas recentes à PM
O coronel deixa o comando da PM meses após críticas à ação da corporação na desocupação do bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Imagens mostraram a agressão de policiais contra moradores. À época, Camilo disse ao G1 que determinou a abertura de uma investigação.

Neste mês, a PM foi questionada sobre a atuação no caso da briga entre torcedores de Palmeiras e Corinthians. Camilo disse que a corporação faz o monitoramento das torcidas nas redes sociais, negou falha e afirmou que uma equipe da Polícia Militar estava na região onde houve o confronto e acionou o reforço rapidamente.

1º DE ABRIL DE 2012


D I A     P R I M E I R O    D E   A B R I L   D E     2 012          D  O  M  I  N  G  O.  
75 anos, três meses e 5 dias de idade.
ANO 62o.  MÊS 9o.  No.  267  (início de minhas memórias  -  9  de  julho  de  1950).                         53 anos e 301  dias na P M E S P.
270 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
24 anos e 20 dias da Promoção ao Posto de Coronel – 288 meses e 20 dias.
8 794  dias  C O R O N E L                                    20 anos e 109 dias na reserva.
9 396-226 524                             8 794-210 456                                9 545-229 180. 
ESCOLA  DE OFICIAIS:  53 anos  e   049   dias;  28 394  dias -   686 456 horas.
DIA DE SÃO HUGO DE GRÉNOBLE. Aos 28 anos, foi sagrado bispo pelo PAPA SÃO GREGÓRIO VII. Colaborou na reforma da Igreja iniciada por SÃO GREGÓRIO. Tal era a fama de sua santidade que foi canonizado apenas dois anos depois de ter falecido.
DIA DE SÃO VALÉRIO. Nasceu na ALVÉRNIA e morreu em LEUCONAY, em 1º de abril de 619. De família simples, foi pastor de rebanhos. Em 549, ingressou no mosteiro de LUXEUIL. Após 613, fundou um mosteiro em LECONAY. Monge beneditino, teria devolvido a vida a um camponês enforcado, condenado por um rico dono de terras.

DIA DA MENTIRA


Uma das explicações para o DIA DA MENTIRA está na FRANÇA do século XVI. Naquela época, as pessoas adotavam o calendário Juliano (criado pelo imperador JÚLIO CÉSAR em 46 a.C. Como o atual, ele também dividia 365 dias em 12 meses. Mas as pessoas comemoravam o ano novo em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera no Hemisfério Norte. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril, quando de fato começava o ano. Em 1564, o rei CARLOS IX, da FRANÇA, resolveu adotar o calendário gregoriano, criado pelo PAPA GREGÓRIO XIII. Ao reformar o calendário Juliano, o PAPA GREGÓRIO XIII fez algumas correções matemáticas e instituiu que o ano novo começaria sempre no dia 1º de janeiro, e não mais no dia 1º de abril. Outra diferença entre o calendário antigo e o novo é que o Juliano era pagão. Mas a mudança não foi tão simples. Alguns franceses resistiram à troca e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Por causa disso, muitas pessoas passaram a redicularizá-los, enviando-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não ocorreriam. O DIA DA MENTIRA também existe em outros países. Nos de língua inglesa é conhecido como DIA DOS TOLOS e na ITÁLIA, como PEIXE DE ABRIL.

487 a. DIEGO DE ALVARADO funda a vila de SAN SALVADOR, em 1º de abril de 1525.
202 a. NAPOLEÃO casa-se com a arquiduquesa MARIA LUÍSA, filha do imperador da ÁUSTRIA, FRANCISCO I, em 1º de abril de 1810.
197 a. nasce o príncipe OTTO VON BISMARCK, político e estadista, artífice da unificação alemã, em 1º de abril de 1815.
185 a. do primeiro jornal lançado em SÃO PAULO “FAROL PAULISTANO” em 1º de abril de 1827. Foi fundado pelo baiano JOSÉ DA COSTA CARVALHO, MARQUÊS DE MONTE ALEGRE (foi presidente da Província de SÃO PAULO). Mas a primeira folha distribuída em SÃO PAULO foi “O PAULISTA”, entre junho e julho de 1823, escrita à mão, por iniciativa de MARIANO DE AZEVEDO MARQUES, conhecido como “MESTRINHO”. No período de 1827 a 1898 publicaram-se na Província de SÃO PAULO 1.536 jornais, revistas, periódicos, etc. SANTOS ocupava o segundo lugar, só perdendo para a Capital.
169 a. presidente do EQUADOR, JUAN JOSÉ FLORES, proclama uma nova Constituição, chamada pela oposição de “CARTA DE ESCRAVIDÃO”, em 1º de abril de 1843.
145 a. abertura em PARIS da Exposição Universal de Indústrias e Belas Artes, com a qual NAPOLEÃO III quis realçar seu Império, em 1º de abril de 1867.
144 a. nasce o escritor EDMOND ROSTAND em MARSELHA, no dia 1º de abril de 1868. Falece em 2 de dezembro de 1918. A FRANÇA da segunda metade do século XIX vive o Segundo Império, sob o governo de LUÍS NAPOLEÃO, que restabelece em seu benefício o título imperial hereditário e adota o nome de NAPOLEÃO III. Desenvolve-se o mercado financeiro, e a influência da FRANÇA se faz sentir no exterior. O país está entrando na civilização industrial da idade da máquina. Na política internacional, a FRANÇA vive um período de instabilidade. Um clima de pré-conflito ronda a região, abatendo-se sobre a PRÚSSIA, a ALEMANHA e a própria FRANÇA, países que estão empenhados em ampliar suas fronteiras. A guerra franco-prussiana começa a se desenhar. É nesse período, em 1868, que nasce em MARSELHA, EDMOND ROSTAND, de uma família provençal culta e rica. Seu pai, EUGÈNE ROSTAND, é economista, tradutor e poeta, membro da ACADEMIA DE MARSELHA.
Na literatura, os ideais românticos da arte aos poucos vão cedendo lugar ao princípio realista de que é necessário mostrar a vida como ela é, insistindo mais na denúncia de seu lado mau do que na exaltação de seu lado bom. O naturalismo – que procura incorporar ao gênero o estudo do comportamento patológico e das classes socialmente desfavorecidas – está em voga, banindo da literatura a antiga tradição de tratar de episódios medievais, louvar o patriotismo e exaltar a fé cristã.
ROSTAND é uma criança solitária e silenciosa, obcecada por literatura, em particular pelo teatro. Em 1880, aos doze anos, segue para PARIS a fim de complementar os estudos. Nessa época escreve seus primeiros poemas. Dedica-se a literatura, história e filosofia e, muito jovem, forma-se em direito na Universidade de PARIS, mas nunca exerceria a profissão.
Desde os primeiros meses na faculdade já frequenta assiduamente os meios intelectuais e artísticos, decidido a brilhar no mundo das letras, que sobre ele exerce um irresistível fascínio. Nas rodas literárias, além de um grande estímulo para seguir a vocação, ROSTAND conhece a mulher com quem viria a se casar. Aos vinte anos, em 1888, escreve sua primeira peça, A LUVA VERMELHA, que obtém algum sucesso, e em 1890 lança um livro de poemas, DIVAGAÇÕES. Nesse mesmo ano casa-se com a poetisa ROSEMONDE ETIENNETTE GÉRARD, premiada pela Academia Francesa pelo seu livro de versos , AS FLAUTAS. No ano seguinte nasce seu primeiro filho, MAURICE.
Em 1893 tenta novamente conquistar o público com a peça teatral OS DOIS PIERRÔS. Sem conseguir o mesmo êxito de A LUVA VERMELHA, só lhe rest esperar até o ano seguinte para realizar seu sonho.
Em 1893 nasce JEAN, seu segundo filho. Nesse mesmo ano EDMOND ROSTAND faz as pazes com o sucesso, quando OS ROMÂNTICOS, peça baseada em ROMEU E JULIETA, de SHAKESPEARE, é encenada pela COMÉDIE FRANÇAISE. Finalmente está aberto o caminho da fama para ROSTAND.
Embora os ideais românticos já estejam ultrapassados, EDMOND ROSTAND inspira-se nos temas do Romantismo para escrever suas peças, sem deixar de lado o novo enquadramento psicológico da época. Essa habilidade, aliada a um genuíno talento poético e inteligente manejo dos vocábulos, garante o êxito de sua carreira de dramaturgo. Em 1895 escreve A PRINCESA LONGÍNQUA, história de amor entre um trovador e uma princesa da Idade Média.
Em 1897, aos 29 anos, escreve A SAMARITANA, peça de cunho religioso, tema de forte inspiração para os românticos. Os críticos não aprovam a peça, pois entendem que Jesus é apresentado de modo vulgar.
Mas a obra que imortalizaria EDMOND ROSTAND como dramaturgo e ídolo do público francês, ainda em 1897, seria a história do herói romântico que se tornaria um verdadeiro símbolo popular: CYRANO DE BERGERAC.
A obra é baseada na história real de um soldado que se destacara não tanto pela bravura, pela habilidade de espadachim ou pelo talento de escritor, mas sim pela agudeza de espírito, por sua língua ferina e também por seu nariz extraordinariamente grande. HERCULE SAVINIEN DE CYRANO DE BERGERAC viveu na FRANÇA no início do século XVII.
A inspiração para escrever a respeito da vida de CYRANO surge quando ROSTAND passa férias de verão na pequena cidade de LUCHON. O escritor fica conhecendo um jovem que lhe fala de seu amor não correspondido e que lhe pede conselhos para conquistar a amada indiferente, uma vez que não possui o dom da retórica. ROSTAND passa a ensinar diariamente ao rapaz os rudimentos da arte de dizer reflexões, frases espirituosas, citações eruditas. Quando a moça finalmente se declara apaixonada e confessa ao próprio ROSTAND sua surpresa em saber que o rapaz é tão sábio, romântico e galanteador, o escritor imediatamente relaciona a situação com a infeliz história sentimental de CYRANO DE BERGERAC, que, incapaz de conquistar para si próprio o afeto de ROXANA, a mulher amada, conquista-o utilizando palavras apaixonadas em nome de outro, seu jovem amigo CRISTIANO.
Assim brota na mente de ROSTAND o embrião da peça que o tornaria célebre.Enquanto elabora mentalmente o esboço da obra, começa a procurar o intérprete ideal para o papel, que exige não só um ator talentoso, mas também dotado de certas características físicas. Quando SARAH BERNHARDT, considerada a maior atriz da época e que já interpretara no palco personagens de ROSTAND em duas peças, lhe apresenta CONSTANT COQUELIN, ator de sua companhia de teatro, o entusiasmo é recíproco. Autor e ator entendem-se de imediato e ROSTAND, lança-se ao trabalho com redobrado vigor.
A obra, seguindo a tradição romântica, é escrita em versos. ROSTAND trabalha febrilmente, e chega a compor em uma só tarde 250 versos. A estréia, entretanto, em 27 de dezembro de 1897, no THÉÂTRE DE LA PORTE SAINT-MARTIN, em PARIS, é marcada por uma atmosfera de inquietação e nervosismo por parte dos atores. O clima é de pessimismo, e o público, hostil e apreensivo, aposta no fracasso: a época das peças escritas em versos já passara, e a história amorosa do galante mosqueteiro não parece um tema dos mais empolgantes. Mas os personagens crescem e dominam os intérpretes, isolando-os do público, despojando-os de sua própria pessoa, integrando-os num mundo maior, onde a ficção magicamente supera e enriquece a realidade. CONSTANT COQUELIN como que incorpora a alma do personagem, de tal forma que, durante muitos anos, o papel nos palcos franceses seria exclusivamente seu. É impossível imaginar outro intérprete para CYRANO DE BERGERAC. COQUELIN tem 56 anos quando o interpreta pela primeira vez. O herói, na realidade, deveria ter vinte anos menos; todavia, essa diferença de idade acaba alterando a própria criação de ROSTAND. A condição do homem de meia-idade, apaixonado por uma mulher muito mais jovem, assume uma conotação paternal.
A grandiosidade da obra acaba preponderando sobre o pessimismo e a tensão. A nobreza de sentimentos do personagem, sua coragem, ousadia e sensibilidade encarnam o próprio ideal do povo francês, e a peça revela-se um estrondoso sucesso. O público, em pé, aplaude e exige a presença do autor: graças a ele CYRANO está imortalizado como uma figura quase lendária. Dez dias depois da estréia, o presidente da República Francesa, FÉLIX FAURE, comparece ao teatro e, no intervalo da peça, entrega pessoalmente a COQUELIN a LEGIÃO DE HONRA, a mais alta comenda desde 1802, criada por NAPOLEÃO BONAPARTE.
Para o teatro, ROSTAND escreve ainda, em 1900, O FILHOTE DA ÁGUIA. De inspiração histórica – mais uma vez cumprindo o ideal romântico de glorificar os valores pátrios -, a peça conta a epopéia do duque de REICHSTADT, que deseja ressuscitar o império de seu pai, NAPOLEÃO, mas não se sente com forças para tão grande empreitada. Mais uma vez, nessa obra, SARAH BERNHARDT mostra sua personalidade e seu talento. Apesar da rejeição dos críticos, por ter a obra sido inspirada nos ultrapassados modelos românticos, ela é aplaudida com entusiasmo pelo público, por seu tema interessante e envolvente.
Em março de 1901, aos 33 anos, EDMOND ROSTAND é eleito membro da ACADEMIA FRANCESA. Mas sua saúde, já debilitada, não lhe permite desfrutar por mais tempo a glória duramente conquistada. Enfraquecido e cansado, parte para a casa de campo da família em CAMBO, na região basca, onde passa quase nove anos em silêncio. Em 1910 volta aos palcos parisienses com CHANTECLER, história do mundo animal, baseada nas fábulas de LA FONTAINE. Depois dessa peça, considerada pela crítica como o epílogo infeliz de uma carreira notável por uma única obra, ROSTAND escreve ainda A ÚLTIMA NOITE DE DOM JOÃO, publicada postumamente, em 1921.
Em 1914 tem início a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL e ROSTAND procura se alistar no Exército francês. Recusado, em virtude de sua saúde cada vez mais fraca, ROSTAND retira-se definitivamente para o campo.
De sensibilidade vibrante, vivíssima imaginação e inesgotável riqueza de expressão, ROSTAND começa a perder aos poucos suas melhores qualidades por um excesso de virtuosismo. Passa o resto da vida torturado por sonhos de glória inatingíveis.
Em 2 de dezembro de 1918, quando a FRANÇA comemora a vitória na PRIMEIRA GUERRA, EDMOND ROSTAND morre em PARIS, aos cinquenta anos, em consequência de uma pneumonia. Sua imortal criação, CYRANO DE BERGERAC, contudo, continua percorrendo o mundo, empolgando platéias e fazendo a glória de muitos atores, tanto nos palcos quanto nas telas de cinema.
143 a. falece MANOEL DA FONSECA LIMA E SILVA – BARÃO DE SAURUÍ – nascido em 10 de junho de 1793, no RIO. Falece no RIO em 1º de abril de 1869. Militar. Assentou praça como voluntário no 1º Regimento de Infantaria. Alferes em 1808. Cursou a Academia Real Militar do RIO, completando o seu curso de armas em 1814. Combateu a Revolução Pernambucana de 1817. Sob as ordens de seu pai, o marechal JOSÉ JOAQUIM DE LIMA E SILVA – VISCONDE DE MACAÉ - e em companhia de seu sobrinho e futuro cunhado LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o DUQUE DE CAXIAS,  patrono do Exército Brasileiro, integrou, como comandante, o BATALHÃO DO IMPERADOR que combateu na BAHIA as tropas portuguesas que se rebelaram contra a Independência do Brasil. Comandante da 1ª BRIGADA DO EXÉRCITO, que perseguiu o GENERAL MADEIRA, até sua expulsão em 2 de julho de 1823. Foi nomeado MOÇO DA IMPERIAL CÂMARA  e oficial da ORDEM DO CRUZEIRO, marchou para o sul, onde participou da GUERRA CISPLATINA, em 1825. Ministro e Secretário da Guerra, em 1831. Ministro interino da Justiça, em 1832. Comandante das Armas da Província do RIO. Ministro da Guerra, em 1831. Ministro do Império, em 1836. Deputado Provincial (estadual), do RIO DE JANEIRO, em 1836. Conselheiro de Estado, em 1841. Presidente e Comandante das Armas da Província de SÃO PAULO (1844/47). Comandante GERAL DA GUARDA NACIONAL e ajudante general do Império, chegou ao posto de MARECHAL. Foi agraciado, em 1854, pelo Imperador DOM PEDRO II com o título de BARÃO DE SURUÍ e dignitário da ORDEM DA ROSA. Durante o seu governo em SÃO PAULO, se preocupou com as obras de melhoria da Capital.          
127 a. insurretos colombianos se apoderam do PANAMÁ e incendeiam parte da cidade de COLÓN, em 1º de abril de 1885.
115 a. fechou-se em 1º de abril de 1897 o teatro PAULICÉA, o mais importante estabelecimento do gênero que se montou em SÃO PAULO e que se crê que sem competidor em todo o país. A vastidão dos salões, a superioridade de suas baixelas, a esplêndida iluminação elétrica, a abundância e variedade de artigos de consumo tornaram a PAULICÉA um centro importante de reunião.
115 a. o jornal DIÁRIO POPULAR recebe em 1º de abril de 1897 um comunicado em que declara que “é verdadeiramente deplorável o estado em que se acha a Avenida da INTENDÊNCIA (atual Avenida RANGEL PESTANA), a partir do LARGO DA CONCÓRDIA. Existem ali enormes caldeirões que, em tempos de chuva, se transformam em poças de água putrefata e que em tempo de seca, como atualmente, se convertem em jazidas de poeira preta e nojenta”.
115 a. em BAGÉ, RIO GRANDE DO SUL, senhoras organizaram um grande bando precatório, esmolando em favor dos revolucionários orientais, que se acham feridos e sem abrigo confortável. (transcrição do DIÁRIO POPULAR de 1º de abril de 1897). Diz um telegrama do RIO que um jagunço preso no quartel de polícia teria vindo da BAHIA a mandado de CONSELHEIRO para falar com o doutor PRUDENTE DE MORAES. 
114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 1º de abril de 1898: foi publicado hoje edital da Intendência de Policia permitindo o trânsito de veículos em todas as direções, das 10 horas da noite às 6 da manhã, exceto o LARGO DO ROSÁRIO onde continua proibido o trânsito e estacionamento.
A Secretaria da Agricultura declarou à Inspetoria de Colonização e Imigração, que só podem ser aceitos os imigrantes hortelãos que seguirem para a lavoura, devendo ser glosadas as despesas daqueles que, recusando-se a seguir para a lavoura se localizarem nesta capital.
RIO – o comércio exportador de MONTEVIDÉU mostra-se alarmado com a descida de cambio no BRASIL, receando grandes desastres nas suas praças.
O GENERAL ARTHUR OSCAR enviou ao GENERAL THOMAZ CANTUÁRIA, ministro da Guerra, o seu relatório completo sobre a campanha de CANUDOS, fazendo uma descrição de todos os fatos ocorridos.
Jornais de tarde de NOVA YORK dizem que os membros do congresso norte-americano, em reunião prévia, apreciando e discutindo relatório apresentado ao governo sobre a explosão do couraçado MAINE, em HAVANA, opinaram aprovar incondicionalmente todos os atos do governo. 
110 a. nasce o cantor MOREIRA DA SILVA em 1º de abril de 1902.
107 a. nasce o sogro do meu primo MOACYR, Senhor JOAQUIM, em 1º de abril de 1905. Falece em 21 de novembro de 2003. Conheci-o nos anos 1950, na cidade de POÁ, onde ele tinha uma padaria. Ele era o pai de dona INÊS, esposa do falecido primo MOACYR.
103 a. último destacamento de tropas norte-americanas abandona CUBA, em 1º de abril de 1909.
101 a. (SÃO PAULO) Será criada a Câmara de Comércio que terá anexa exposição permanente de produtos portugueses, no sentido de desenvolver a expansão do comércio português. Todos os português estão convidados a comparecer na Rua SÃO JOÃO, 100, em 1º de abril de 1911.
100 a. (RIO GRANDE DO NORTE) Continuam neste Estado as chuvas torrenciais que têm produzido grandes prejuízos em todas as produções dos vales do CEARÁ-MIRIM, TRAHIRY e JUNDIAHY, calculados em quantia superior a mil contos. No alto sertão a lavoura tem sido também grandemente prejudicada, tendo, segundo informações de pessoas chegadas do interior, sido arrombados pelas enchentes de mais de sessenta açudes. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 1º de abril de 1912).
97 a. nasce o ex–combatente de 32, OSWALDO NAZARENO CAMPACCI, em 1º de abril de 1915.
94 a. criação da ROYAL AIR FORCE (RAF), na GRÃ-BRETANHA, em 1º de abril de 1918.
88 a. HITLER é condenado a cinco anos de prisão por alta traição, em 1º de abril de 1924, ao pretender depor à força o governo bávaro no dia 8 de novembro anterior.
83 a. nasce MILAN KUNDERA, escritor francês de origem checa, em 1º de abril de 1929.
80 a. nasce a atriz DEBBIE REYNOLDS em 1º de abril de 1932.
75 a. BIRMÂNIA se separa da ÍNDIA, em 1º de abril de 1937.
73 a. nasce RODOLFO LUNKENBEIN, em 1º de abril de 1939, na ALEMANHA. Tornou-se sacerdote salesiano e, no dia 15 de julho de 1976, foi assassinado numa aldeia de índios, no MATO GROSSO.  
71 a. falece JOSÉ ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA, em 1º de abril de 1941. Foi autor do projeto do CÓDIGO PENAL de 1940. Nascido em PIRACICABA, em 19 de outubro de 1875, ingressou muito cedo no curso jurídico, colando grau em 1893, com menos de 20 anos. Iniciou a vida pública em 1911, como vereador à Câmara Municipal de SÃO PAULO, onde permaneceu até 1915, quando se viu eleito deputado estadual. Propôs a criação do MANICÔMIO JUDICIÁRIO, convertido em lei, em 1927. Após a derrota militar da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, ALCÂNTARA MACHADO candidatou-se à Assembléia Constituinte Nacional, pela legenda da “Chapa Única por SÃO PAULO Unido”, que se opunha à ditadura de VARGAS, sendo eleito com dezessete outros correligionários da mesma coligação política, de cuja bancada , na Câmara dos Deputados federais seria o líder, com grande destaque na discussão do projeto governamental. Com a promulgação da CONSTITUIÇÃO DE 1934, que adotava o sistema de eleição indireta para a escolha dos novos governadores e senadores da República, através da própria Assembléia Legislativa local, o nome de ALCÂNTARA MACHADO foi novamente sufragado para o Senado Federal, em 1935, enquanto o seu ilustre correligionário ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA , tornava-se GOVERNADOR DO ESTADO, ao derrotar ALTINO ARANTES, então candidato do PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA (PRP). Pouco antes, em abril de 1931, viu-se eleito para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, na vaga de SILVA RAMOS, para ocupar a cadeira número 37, sendo recebido por AFRÂNIO PEIXOTO, que pronunciou brilhante oração como padrinho de recipiendário. ALCÂNTARA MACHADO era filho de outro acadêmico, BRASÍLIO MACHADO, e neto do BRIGADEIRO JOSÉ JOAQUIM MACHADO DE OLIVEIRA, que foi político de grande prestígio nos primórdios da independência. Herdou de seus avoengos o gosto pelo estudo e o talento de escritor, que praticou ao longo da vida. Escreveu “VIDA E MORTE DO BANDEIRANTE”, magnífica análise dos primeiros povoadores da Capitania, que, submetendo tribos selvagens e arrostando febres e a própria indiferença da Metrópole, afastaram o meridiano de TORDESILHAS até as fronteiras do PERU. Por um singular capricho do destino, a vaga aberta pelo seu falecimento, na Academia Brasileira de Letras, seria ocupada, posteriormente, por GETÚLIO VARGAS, a quem ele combateu na cátedra universitária, nos dias tormentosos de 1932, quando na data da comemoração da fundação dos cursos jurídicos pronunciou brilhante discurso, espalhando no éter pelo milagre do rádio, como se contemplasse, em meio a algazarra do SALÃO NOBRE, as sombras de RAMALHO, CRISPINIANO, JOSÉ BONIFÁCIO, o moço, JOÃO MONTEIRO, BRASÍLIO MACHADO, PEDRO LESSA e JOÃO MENDES JÚNIOR, que tomavam assento na ala doutoral. Pouco depois, em 1935, a perda do filho querido – ANTÔNIO – representou tremendo golpe na alma de ALCÂNTARA MACHADO, que truncou prematuramente a promissora carreira do jovem escritor, aos 34 anos de idade, como festejado autor de “LARANJA DA CHINA” e “BRAZ, BEXIGA E BARRA FUNDA”. Na ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, onde ocupou a poltrona número 1. sucedendo ao próprio pai, em 1919, o autor de “VIDA E MORTE DO BANDEIRANTE” deixou indelével rastro de sua proficiente administração como presidente da CASA, eleito por seus pares para substituir AMADEU AMARAL (1929), onde instituiu um prêmio que ostenta seu nome a fim de estimular o interesse pela cultura. Em novembro de 1937 aceitou o convite do então Ministro da Justiça, FRANCISCO CAMPOS, para elaborar um projeto do CÓDIGO PENAL em substituição à Consolidação das Leis Criminais, de VICENTE PIRAGIBE, tendo ele apresentado a “parte geral” ao governo no mês de maio de 1938 e a parte especial no mês de agosto, cuja divulgação pela imprensa foi recebida com geral interesse nos meios forenses, embora com algumas restrições da crítica especializada. ALCÂNTARA MACHADO, de longa data, alimentava a idéia de escrever a biografia do rio TIETÊ, mas a morte – aos 66 anos – impediu-o de realizar essa derradeira inspiração, que permaneceu apenas no projeto. Seu último discurso de fôlego verificou-se no dia 28 de setembro de 1940, por ocasião da recepção, como padrinho do acadêmico PLÍNIO AYROSA, mas, o que permanece vivo sob as ARCADAS, é o eco de outro discurso, como padrinho dos bacharelandos de 1932, aos dizer-lhes com alusão à elevada missão atribuída à sua escola, na formação da consciência jurídica da mocidade que “amar é compreender” e, assim não pode amar de verdade sua terra, quem não lhe saiba o passado”. Na comovente alocução de 11 de agosto de 1932, como estímulo e solidariedade àqueles jovens que “deixaram a folha dobrada” para nas trincheiras combater a DITADURA, lembrou o legado moral do “paulista de quatrocentos anos”, que se orgulhava de sua nobilíssima estirpe e soube honrar como estudante, professor e político a escola que ele tanto amou, tornando-se nume tutelar da “VELHA E SEMPRE NOVA ACADEMIA”.
Em 18 de outubro de 1990, a cadeira número 1 da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, que pertenceu a ALCÂNTARA MACHADO, foi preenchida pelo nosso conselheiro do MMDC, JOSÉ BENEDICTO SILVEIRA PEIXOTO. Em seu discurso de posse, PEIXOTO, discorre sobre o Brigadeiro MACHADO DE OLIVEIRA, sobre JOSÉ JOAQUIM MACHADO DE OLIVEIRA (filho do Brigadeiro), sobre o BARÃO BRASÍLIO MACHADO DE OLIVEIRA (neto) e JOSÉ DE ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA, que vem a ser o bisneto do brigadeiro. 
67 a. do desembarque das tropas norte-americanas na ILHA DE OKINAWA, principal base japonesa na 2ª GRANDE GUERRA, em 1º de abril de 1945. Etapa prévia à entrada no JAPÃO.  
63 a. nasce a apresentadora de TV, ANA MARIA BRAGA, em 1º de abril de 1949.
56 a. nasce JOSÉ RENATO BOTELHO MOSCHKOVICH – ZÉ RENATO – no dia 1º de abril de 1956, em VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO.
54 a. Rádio Rebelde de CUBA difunde a declaração de “guerra total” de FIDEL CASTRO ao regime de FULGÊNCIO BATISTA, em 1º de abril de 1958.
51 a. CUBA é proclamada República Democrática Socialista, em 1º de abril de 1961.
48 a. FRANÇOIS DUVALIER se proclama presidente vitalício do HAITI, em 1º de abril de 1964.
47 a. do BANCO CENTRAL, fundado em 1º de abril de 1965.
44 a. morre RUGGERO FASANO, avô de VITÓRIO FASANO. RUGGERO falece em 1º de abril de 1968. Nasceu em SÃO PAULO no dia 1º de dezembro de 1907. Estudou Administração na ITÁLIA. Foi em MILÃO que RUGERO se casou e nasceram seus dois filhos, logo registrados como brasileiros no nosso consulado. Ao voltar para o BRASIL, em 1939, foi trabalhar da BRASSERIE PAULISTA. Posteriormente, no ano de 1948, associou-se a outros funcionários para criar a CONFEITARIA E RESTAURANTE FASANO. O lugar foi uma grande escola para cozinheiros, maîtres e garçons. Uma rua no MORUMBI leva o seu nome e, outra rua, nos JARDINS, leva o nome de seu neto VITÓRIO FASANO.
41 a. das anotações em meu diário, no dia 1º de abril de 1971 (quinta-feira): Terminou março. Foi um mês que passei quase que todo ele no comando da 4ª Companhia do 11º BP (agora 2ª Companhia de Rádio Patrulha). Bem mais recentemente, terminei esse comando, despedi-me do 11º BP e estou começando vida nova no 31º BP. Durante a madrugada deste 1º de abril rondo os postos de serviço sem que se notasse algo de extraordinário. Somente às 5 horas é que regresso ao meu lar. Durante a manhã e à tarde apenas escrevo e leio jornais. As notícias mais quentes que, inclusive estão recortadas e coladas no livro especial, dizem respeito ao PAQUISTÃO, a condenação de CHARLES MANZON e sua “família” à câmara de gás e a condenação do TENENTE CALLAY à prisão perpétua (foi culpado do assassinato premeditado de 102 civis vietnamitas, em MY LAY); as chuvas no RIO merecem atenção também, bem como outras notícias menores: morte de BIAS FORTES, o fato de MIGUEL MARTINEZ ser aclamado presidente do CORINTHIANS, PELÉ na FRANÇA, etc.
Saio de casa às 19 horas. Vou ao PINHAL, onde mora LUCINDA. Lá permaneço até o momento em que chegam as viaturas (RP 44 e RP 3). São 23 horas.
Inicio mais uma ronda nesta noite. A EFA retirou já o reforço que nos forneceu e temos poucos homens nos postos de serviço.
Na madrugada, o ator WANDYK SORIANO entra numa rua, contra-mão, com o seu carro, quase se chocando com um carro de um sargento da Polícia Militar. No local comparecem várias RPs, sendo que também lá compareço. As partes são encaminhadas ao 1º DP. O 2º TENENTE PM RAMOS. Da ronda oficial, toma conta do caso. Em seguida, um coronel reformado da FAB cria um caso defronte o restaurante GIGHETO. Contorno a situação e sou obrigado a ir até o restaurante “A BAIÚCA”. A madrugada está movimentada. No entanto, às 3 horas, deixo de rondar. Recebi ordens de estar no 31º BPM às 14 horas. O PM ARLINDO dirigindo a RP 44 leva-me até em casa.
38 a. do TENENTE FÁBIO, na área Centro. Nasceu em 1º de abril de 1974.
37 a. nasce WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA em BRASÍLIA – DF, em 1º de abril de 1975. Jogou nos seguintes clubes: CAXIAS (1991 a 1997 e 1999) – INTERNACIONAL (1997) – GRÊMIO (1998)- PONTE PRETA (1998 e 2000 a 2002) – PARANÁ (2000) – FENERBAHCE (2002) e ATLÉTICO PARANAENSE (desde 2003). Em uma jogada ensaiada, aos 33 minutos do segundo tempo, no jogo de 21 de novembro de 2004, frente à PONTE PRETA, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO, o atacante WASHINGTON tornou-se o maior artilheiro da história do BRASILEIRÃO, com 32 gols. Na TURQUIA, quando defendia o FENERBAHCE, um exame detectou um entupimento de 90% numa de suas arterias, em 2002, que quase o afastou do futebol. Assim que terminou o CAMPEONATO BRASILEIRO, em dezembro de 2004, o jogador passará pelo procedimento que checará a situação das artérias coronárias, por meio de um cateterismo. No jogo contra a PONTE PRETA, em 21 de novembro de 2004, ele marcou dois gols e pulverizou a marca de DIMBA (31 gols em 2003). 
33 a. das anotações feitas no dia 1º de abril de 1979: neste domingo vou até POÁ. Tenho sérias preocupações com relação a uma ação de alimentos e as comento com meus parentes. Os meus momentos em POÁ são no sentido da procura da melhor solução para esse caso. O SARGENTO PM OSVALDO, nosso velho conhecido, irá conversar com o advogado MIGUEL COMITRE sobre esse processo.
Em casa converso com LUCINDA sobre essa minha preocupação. O casamento do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR com GISLEIDE é outro assunto que também requer certa atenção.
Termino de ler o romance “A ESFINGE”.
Futebol neste domingo: GUARANI 4 x CORINTHIANS 0 e PALMEIRAS 2 x SÃO PAULO 0.  
28 a. falece o cantor MARVIN GAYE. É morto pelo pai, com um tiro, em 1º de abril de 1984, um dia antes de completar 45 anos. Em 7 de julho de 1980, o cantor americano MARVIN GAYE arrasou num show durante o 14º Festival de Jazz de MONTREUX, na SUÍÇA. Acompanhado por uma banda tipicamente MOTOWN (o selo que virou sinônimo de soul music), ele cantou 17 sucessos, sendo o último marco de uma brilhante carreira iniciada no fim dos anos 50.
27 a. do suicídio de DOMINIQUE JEANINE DECKERS, mais conhecida como a IRMÃ SORRISO, em 1º de abril de 1985.
26 a. da assunção de Comando do CPAM-1 pelo CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA (chegou a ser Sub-Cmt PM), em 1º de abril de 1986. Nessa época eu era TENENTE-CORONEL e pertencia ao CPAM-1, onde exercia a função de CHEFE DO ESTADO-MAIOR.
26 a. falece o Cel. Ref. SEBASTIÃO DO AMARAL, em 1º de abril de 1986.
25 a. dos apontamentos feitos em 1º de abril de 1987: prossegue a Greve dos Bancários neste mês de abril. Teremos uma concentração dos bancários, às 14 horas desta quarta-feira. Seguirá uma passeata ao Palácio dos Bandeirantes por volta das 16 horas.
Às 9 horas, enterro do pedreiro ADÃO MANOEL DA SILVA no Cemitério do LAGEADO. É o “herói” dos SEM TERRA. Ás 14 horas acontece uma Concentração de Estudantes na PRAÇA DA REPÚBLICA.
0 2º BPChq fará policiamento: no MORUMBI – SÃO PAULO x INTER, de LIMEIRA; no PACAEMBU – PALMEIRAS x GUARANI e no IBIRAPUERA – o 2º Show dos “THE CURE”. O show de ontem transcorreu sem novidades.
O CORPO MUSICAL faz seu treinamento para a Solenidade Comemorativa ao 130º Aniversário que transcorre em 7 de abril, no pátio do meu batalhão.
Entro de serviço. Tumulto em TUPI PAULISTA na região de PRESIDENTE PRUDENTE. Dezoito policiais-militares feridos, automóveis e viaturas incendiados. Morre o estudante MARCOS ROBERTO FALSETTI, que estava numa motocicleta quando alguns PMs tentaram detê-lo. Houve uma perseguição e o estudante caiu da moto, tendo morte instantânea. Uma multidão investiu contra a Delegacia, destruiu todo o equipamento dos bombeiros e até ateou fogo na viatura dos bombeiros. Tiros foram disparados e ficou ferido o estudante CARLOS DECOLATO. Chegou sem vida na Santa Casa. Os pelotões de choque de PRESIDENTE PRUDENTE e PRESIDENTE VENCESLAU forampara TUPI PAULISTA.
O Diário Oficial desta quarta-feira traz a promoção ao posto de TENENTE-CORONEL PM do MAJOR PM RENATO MONTEIRO, do CPChq; ao posto de MAJOR PM o CAPITÃO SÉRGIO LIBÓRIO, do 2º BPFM; ao posto de CAPITÃO QAOPM os 1ºs TENENTES QAOPM JOSÉ MIRON, do 19º BPMM e NELSON MARCHINI, do 2º BPMM.
Foi promovido ao posto de 2º TENENTE o SUBTENENTE PM MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS, do 2º BPChq e o SUBTENENTE PM NIVALDO PICCINATO, do 2º BPChq.
Ao posto de MAJOR PM Méd o CAPITÃO PM Méd JORGE ISAAC; ao posto de MAJOR PM o CAPITÃO PM ALCIDES JULIÃO, do 15º BPMM.
Todos esses oficiais passaram para a reserva.   
23 a. do casamento do então Tenente WALMIR, filho do Cel. PM Res. WILSON CORRÊA LEITE, ex-Cmt. Geral da PMESP, com CARLA. O WALMIR foi CAPITÃO do Corpo de Bombeiros (também serviu o CSM/MTel.), sócio da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O casamento foi efetuado em 1º de abril de 1989.
21 a. falece a bailarina MARTHA GRAHAM, em 1º de abril de 1991.
21 a. assassinato do senador e líder da direita chilena JAIME GUZMÁN, em 1º de abril de 1991. GUZMÁN era um dos ideólogos do regime de AUGUSTO PINOCHET.
19 a. entra em vigor a nova zona de livre comércio da AMÉRICA CENTRAL, que não inclui a COSTA RICA e o PANAMÁ, em 1º de abril de 1993.
18 a. falecem: o cantor JOEL DE ALMEIDA, o "MAGRINHO ELÉTRICO" e o compositor americano MITCHELL PARISH, em 1º de abril de 1994.
17 a. do assassinato da cantora SELENA pela sua fã YOLANDA SALDIVAR, no dia 1º de abril de 1995.
15 a. das seguintes anotações em 1º de abril de 1997: nesta terça-feira saio de casa às 5:30 horas no MONZA dirigido pelo PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Logo cedo as emissoras de rádio dão grande destaque ao “CASO DE DIADEMA”. A repercussão dos crimes cometidos pelos 20 policiais militares já atingiu outros países, principalmente os ESTADOS UNIDOS. Os PMs foram detidos na semana passada com prisão administrativa. Deveriam ser soltos, mas o promotor JOSÉ CARLOS BLAT, do Ministério Público, agiu rápido. Convencido de que o crime praticado por eles é revoltante e de que as cenas divulgadas pela TV iriam chocar a população, ele conseguiu a prisão temporária. Vão permanecer presos, devem ser expulsos da corporação e julgados pela Justiça comum. O CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, Chefe da Seção de Relações Públicas da PM revelou que dois inquéritos foram abertos: um, de número 006/97, instaurado no dia 6 de março; e outro, 010/97, aberto dia 26 de março. Disse ele que o Alto Comando está chocado com o fato que causou repugnância e revolta em toda a população.
No Centro Odontológico cruzo com um velho companheiro da Escola de Oficiais e do COPOM: CORONEL PM Res JOSÉ LUSTOSA RÓRIZ CARIBÉ. Se faz acompanhado de sua esposa. Há muitos anos não via o CARIBÉ. A 1ª TENENTE Dent CELINA trata do molde de uma ponte móvel. Devo retornar ao C.Odont no dia 8 de abril.
Na AORPM há muitas conversas em torno do caso da FAVELA NAVAL – DIADEMA. Ficamos sabendo que os dez policiais militares presos serão removidos agora à tarde para o Presídio Militar “ROMÃO GOMES”. O governador MÁRIO COVAS determina a transferência do Comandante do CPA/M-6, CORONEL PM LUÍZ ANTÔNIO RODRIGUES  e do Comandante da Corregedoria de Polícia Militar, CORONEL PM PAULO MIRANDA DE CASTRO para o ESTADO-MAIOR ESPECIAL. A mesma medida é tomada com relação ao TENENTE-CORONEL PM PEDRO PEREIRA MATHEUS, comandante do 24º BPMM – DIADEMA e ao MAJOR PM PEDRO ACÁCIO GAGLIARDO, sub-cmt do 24º BPMM. O MAJOR PM PAULO DE TARSO DIÓGENES, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco é transferido para o 24º Batalhão de Polícia Militar. Essas movimentações serão publicadas no Diário Oficial de 2 de abril. Perde o governador excelente oportunidade de trocar o Secretário da Segurança Pública JOSÉ AFONSO DA SILVA.
No MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ demora para chegar. Os funcionários estão ansiosos porque querem receber os cheques de seus vencimentos e o presidente precisa assiná-los. O CORONEL CANAVÓ também fala sobre o caso de DIADEMA, mas prefere se dedicar à problemática da privatização da Companhia VALE DO RIO DOCE. Caca vez mais vai complicando a situação da Sociedade.
Mais tarde, em casa, assisto pela TV várias reportagens sobre o episódio negro que a Polícia Militar do Estado de São Paulo vem atravessando.
O CABO PM RICARDO LUIZ BUZETO, envolvido no caso de DIADEMA, está foragido. Na realidade são nove os presos no PMRG. Eles foram intimados a prestar depoimento amanhã no 2º Distrito Policial de DIADEMA, perante o delegado MITIAKI YAMAMOTO.
Três dos seis andares da loja de tecidos CÁSSIA NAHAS, na Rua 25 de Março, 1018, foram destruídos por um incêndio hoje pela manhã.
Vinte detentos do Instituto Penal PAULO SARASATE, a 35 km de FORTALEZA, iniciaram uma rebelião às 12:30 horas de hoje e tomaram como reféns o diretor da prisão, CORONEL PM FRANCISCO CRISANTO SOUZA, dois advogados e 14 funcionários. No início do motim cinco pessoas foram baleadas – três PMs e dois civis. Os rebelados exigem quatro carros GOL, dez metralhadoras, dez revólveres, 20 coletes à prova de bala e 20 escudos, além de 30 caixas de munição e o isolamento das saídas do IPPS. A situação continua tensa no presídio nesta noite. Dois lideres dos amotinados foram responsáveis pelo seqüestro do ex-cardeal arcebispo de FORTALEZA, dom ALOISIO LORSCHEIDER, após rebelião e fuga do IPPS em março de 1994.
14 a. das anotações feitas em 1º de abril de 1998: manhã fria de quarta-feira. Embarco às 9:30 horas no EXPRESSO COCAIA, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. Quando chego no MMDS o nosso associado OREZ está saindo para fazer uma palestra numa indústria do GLICÉRIO. Leva meus apontamentos sobre drogas. Com várias pessoas que estudam conosco as aulas comentamos um filme sobre guerra de quadrilhas: OS SUSPEITOS. Escalamos o NILDO para elaborar um relatório a fim de ser comparado com o modelo brasileiro. Outro filme comentado: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Chove nesta tarde. Não vou ao MMDC, apenas telefonando para saber das novidades.
Em casa, LUCINDA comenta os trabalhos do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA na futura casa da MARLENE. Vamos ver como está o acabamento da cozinha.
Prossegue nesta noite o Campeonato Paulista com os seguintes resultados: SANTOS 5 x SÃO JOSÉ 0; GUARANI 2 x ITUANO 0; MATONENSE 1 x PORTUGUESA 2.
O Prefeito de RIO GRANDE DA SERRA, no ABC, JOSÉ CARLOS DE ARRUDA, o CARLÃO, foi torturado antes de ser morto com sete tiros. O corpo estava a 300 metros de onde os criminosos queimaram seu KADETT.          
13 a. falece o escritor e jornalista MARCOS REY, em 1º de abril de 1999.
12 a. falece o veterano da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, WALDEMAR BITTENCOURT DE CARVALHO, então com 90 anos. Serviu no BATALHÃO que atuou nas regiões de QUELUZ e CRUZEIRO. Morre em 1º de abril de 2000.

ACONTECEU EM 2 001 : - DOMINGO
NA MADRUGADA :- CINE SINISTRO - um dos filmes antológicos: TERROR EM AMITYVILLE, onde um rapaz dizima toda a família, tomado por um espírito demoníaco. A casa  fôra construída sobre um antigo cemitério.
4 114418   82   E. - ( 18216183/2 ).

GRANDE PRÊMIO BRASIL DE FÓRMULA UM, em INTERLAGOS:-

RUBENS BARRICHELLO viveu seu dia mais azarado. Logo na volta para a formação do GRID DE LARGADA do G P DO BRASIL o motor de sua FERRARI "apagou". O brasileiro saiu correndo pela pista para pegar o carro reserva. RUBINHO deixou os boxes 39 segundos antes do tempo permitido. Os pedais foram ajustados às pressas, pois a máquina estava preparada para MICHAEL SCHUMACHER. RUBINHO largou mal e começava a se recuperar, quando bateu na WILLIAMS de RALF SCHUMACHER, abandonando a prova na segunda volta. MIKA HAKKINEN, que sairia em terceiro, ficou parado na hora da largada, não participando da corrida. Poderia também ser o dia de JUAN PABLO MONTOYA, autor de excepcional ultrapassagem em cima de MICHAEL SCHUMACHER assumindo a liderança da prova. Acontece que o holandês VERSTAPPEN comete uma tremenda barbeiragem, batendo na traseira do colombiano e o alijando da corrida. DAVID COULTHARD venceu o GP do BRASIL, com MICHAEL SCHUMACHER chegando em segundo. O terceiro foi uma "zebra" NICK HEIDFELD, da SAUBER. O quarto foi OLIVIER PANIS; 5o, JARNO TRULLI; 6o, GIANCARLO FISICHELLA; 7o,JACQUES VILLENEUVE; 8o, JEAN ALESI ; 9o, o brasileiro TARSO MARQUES; 10o, JENSON BUTTON. Os demais não terminaram a prova.

TELEFONOU-ME O SENHOR GERALDO FARIA MARCONDES. O grande problema que ele enfrenta na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC é a participação da Secretaria das Comunicações do Governo, no 9 de julho de 2000, sem que ele tivesse tomado conhecimento. Quer apurar devidamente como aconteceu essa intervenção sem a comunicação do fato pelo governo à Sociedade. Não adianta argumentar com ele que o governo não tem vínculo com o MMDC e agiu de maneira unilateral porque tem poderes para isso. Não adianta nada ele espernear porque a Sociedade é impotente nesse caso. Até foi interessante essa participação da Secretaria das Comunicações, engrandecendo a festa do 9 de Julho.  


POLICIAIS MILITARES descobriram um túnel que estava sendo escavado, a partir de uma casa alugada, em direção ao Complexo Penitenciário do Carandiru. A "obra", com 40 metros de extensão, era escorada por madeiras e concreto, tinha luz, ventilação e bombas para esgotar água.
Quatro pessoas que trabalhavam no local foram detidas e confessaram que o destino do túnel era o pavilhão 8 da Detenção, um dos redutos do PCC no presídio, a 300 metros dali. Uma perua removia a terra à noite.

FALECEU O ATOR SUÍÇO JEAN-MARC BORY, aos 67 anos, de parada cardíaca, em BELLE ÎLE, no oeste da FRANÇA. BORY ganhou fama internacional como o amante da personagem vivida pela atriz francesa JEANNE MOREAU no filme OS AMANTES, dirigido por LOUIS MALLE, em 1958.

DOIS CAÇAS CHINESES F-8 TENTARAM INTERCEPTAR UM AVIÃO ESPIÃO DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE O MAR DA CHINA  :  -
A nave americana E P-3 colidiu com um deles, após um giro brusco chocando-se contra o jato chinês. O piloto WANG WEI não foi encontrado .
24 ocupantes do avião americano acidentado foram capturados e estão retidos em PEQUIM como espiões.

FOI OPERADO PARA A RETIRADA DE UMA HÉRNIA NO ABDÔMEN O ATOR FRANCISCO CUOCO, de 67 anos. Ele se recupera bem, mas teve de abrir mão do papel de HERODES no espetáculo A PAIXÃO DE CRISTO, na SEMANA SANTA, em NOVA JERUSALÉM.

O presidente da IUGOSLÁVIA, SLOBODAN MILOSEVIC, é detido e ingressa na prisão de BELGRADO.

2 002  :  -   SEGUNDA-FEIRA
Abril começa com alta temperatura. Tenho de arrumar tudo hoje para a reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para amanhã. Ligo para o Tenente–Coronel PERRENOUD, chefe da 5ª EM/PM, que não tinha conhecimento que a reunião iria se realizar no Salão de Conferências do QCG. Faço outros contatos, principalmente com o Cel. Res. ROBERTO LEMES, 1º vice-presidente do CONSELHO. Antes, o Cel. Res. GUIMARÃES telefonou para dizer que está embarcando para o CONE SUL, a serviço do BANCO REAL e que amanhã não poderá comparecer na reunião. Isso é ruim porque ele é o 2º secretário do CONSELHO SUPREMO, encarregado de elaborar a ata. O 1º secretário é o ex–combatente THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, mas, avançado em idade, não tem efetuado a confecção das atas, deixando isso para o Cel. GUIMARÃES.
Mais tarde, no MMDC, elaboro o roteiro dos trabalhos de amanhã. O Sr. PIRES comparece na Sociedade. Também vêm o Sr. MARCONDES e o Cel. Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Estudamos o que irá acontecer amanhã. O Sr. PIRES dá demonstrações de melindres. Não quer atender telefonemas e deixa a Sociedade reclamando que não está se sentindo bem. Esses “velhinhos” não entendem o nosso esforço, como voluntariado, procurando ajudá-los. Estão incapacitados fisicamente para determinadas ações e quando alguém procura fazer algo novo para o engrandecimento da Instituição demonstram ressentimentos tolos e infundados.
FALECEU mais um veterano da Revolução Constitucionalista de 32 :- OSWALDO NAZARENO CAMPACCI. Hoje, 1º de abril, o ex-combatente do Batalhão PRINCESA ISABEL, quando completava 87 anos, veio a falecer.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO começou hoje, com a escolha de EUCLIDES SCALCO para a Secretaria–Geral da Presidência, a reforma ministerial que vai liberar os candidatos às eleições gerais de outubro. SCALCO deixa a presidência de ITAIPU BINACIONAL, sob seu comando há seis anos e meio, para substituir o deputado ARTHUR VIRGÍLIO NETO. A posse coletiva dos novos ministros será no dia 3 de abril.

O juíz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da 12ª Vara Federal de Brasília, concedeu liberdade provisória, sem pagamento de fiança, para os 16 Sem-Terra presos sob a acusação de comandarem a invasão à fazenda da família do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, em BURITIS, ocorrida há dez dias. Os SEM–TERRA estavam presos na SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL, em BRASÍLIA.

Pesquisa eleitoral do VOX POPULI para a Presidência da República aponta que o candidato do PSDB, JOSÉ SERRA, com 19%, distanciou-se de ROSEANA SARNEY e ANTHONY GAROTINHO, que caíram para 14%. LULA, o candidato do PT, em primeiro, subiu de 26% para 30%.

A professora EDI GREENFELD, de 52 anos, diretora da Escola Municipal MADRE JOANA ANGÉLICA DE JESUS, em GUAIANAZES, foi assassinada com dois tiros na cabeça, a 50 metros do colégio. Os traficantes do bairro são suspeitos de terem ordenado a morte da professora, que não se conformava com a venda de maconha e cocaína para os alunos e com o pagamento de pedágio para que as crianças pudessem frequentar as aulas.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO convenceu hoje o jurista MIGUEL REALE JÚNIOR a ser o novo ministro da JUSTIÇA. Convidado outras vezes para o cargo, REALE JÚNIOR recebeu desta vez um apelo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, que estava preocupado em ter um jurista de renome no MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

Tropas israelenses, com dezenas de tanques e armas pesadas, aprofundaram hoje sua incursão pela CISJORDÂNIA, na tentativa de isolar completamente o presidente da AUTORIDADE PALESTINA, YASSER ARAFAT, em seu quartel–general de RAMALLAH. Casas e apartamentos da cidade estão sendo revistados um a um em busca de extremistas – 700 pessoas foram presas. O governo de ISRAEL estuda a expulsão de ARAFAT para o EGITO, segundo palestinos. A UNIÃO EUROPÉIA pediu a ISRAEL que permita uma reunião de seu representante com ARAFAT e a LIGA ÁRABE promoverá amanhã uma reunião extraordinária para examinar a situação. Um veículo com repórteres e fotógrafos ocidentais recebeu tiros de soldados israelenses. Tanques permaneceram algumas horas em BELÉM e tomaram a cidade de TULKAREM. Em cinco dias, foram mortos 39 palestinos e morreram pelo menos 40 israelenses em ataques suicidas.

A cena, surpreendente, apareceu estampada em todos os jornais brasileiros neste 1º de abril. Também ganhou o mundo pelas câmeras de televisão, como as da rede americana CNN. Ela mostrava o líder palestino YASSER ARAFAT, que atravessa atualmente o período mais difícl do conflito com ISRAEL, segurando, sorridente, uma bandeira do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Quem entregou a bandeira vermelha a ARAFAT foi o gaúcho MÁRIO LILL, 35 anos, dirigente do MST do RIO GRANDE DO SUL e coordenador nacional do movimento.

A violência no ORIENTE MÉDIO e o medo de que o conflito se estenda para outros países fizeram o preço do petróleo passar de 27 dólares o barril pela primeira vez desde 21 de setembro. Em dois meses e meio, desde que a economia dos EUA passou a mostrar recuperação, o preço subiu mais de 50%.

NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM, uma multidão assistiu a uma sombria troca da guarda, ao som de músicas fúnebres. Os 12 sinos da histórica CATEDRAL DE ST. PAUL, na capital britânica, badalaram em um ritmo lento e compassado. São as homenagens a ELIZABETH, a rainha–mãe da GRÖBRETANHA, que morreu no sábado, dia 30 de março, aos 101 anos.

LORI CAPOBIANO HAIGH, de 37 anos, foi indenizada em um milhão e duzentos mil dólares por ter sido molestada sexualmente pelo padre JOHN LENIHAN, entre 1978 e 1982, em LOS ÂNGELES.

2 003   :   -  TERÇA-FEIRA 
Após três meses, a TV GLOBO exibe hoje à noite o programa que vai apontar o ganhador do prêmio de QUINHENTOS MIL REAIS do “BIG BROTHER BRASIL 3”. O mineiro DHOMINI é o favorito (ontem ele tinha 62% da preferência do público pela internet) na luta contra a baiana ELANE.

O SALÁRIO MÍNIMO passa a valer DUZENTOS E QUARENTA REAIS a partir de hoje. O GOVERNO anunciou o reajuste de 20 % ontem. Só que a volta da inflação faz com que o aumento represente um ganho real de apenas 1,85% no bolso do trabalhador. Na prática, esse reajuste pode sumir em dois meses, caso sejam mantidos os índices de inflação registrados no mês passado.

Vou para SÃO PAULO por volta das 10:30 horas. Passo pelo BANESPA. Ali encontro alguns conhecidos, inclusive o Capitão Ref. NEWTON DE PAULA CAMPOS, tesoureito da COOPMIL. Conversamos sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde o seu pai, TENENTE-CORONEL NELSON DE PAULA CAMPOS trabalhou durante muitos anos. Encontro com CARBAIA, MÁRIO, PASSOS, CARMELO e outros, e trocamos idéias sobre os trabalhos de nossa Entidade. Parece que iremos perder, nos próximos meses, CRISTIANO e LUZ, por motivo de casamento dessas pessoas.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Sr. MARCONDES conta que, ontem, após minha saída, chegou o advogado CARRARO. O Cel. MENDES ainda estava no MMDC. O presidente teve uma conversa mais ao “pé do fogo” com ele, a respeito das defesas nos processos movidos pelo IPH contra o MMDC. Parece que o CARRARO fará isso dentro desta semana.
A nossa tarde é de relativa calma. Com isso, podemos cuidar de documentos que estavam parados por causa de outras atividades que consumiram o nosso tempo, nesta semana. O presidente enfrenta problemas de saúde na pessoa de sua esposa, dona JÚLIA, bem como de sua filha, com dengue, na cidade de ARAÇATUBA. GERALDO FARIA MARCONDES pretende viajar para esse município ainda nesta semana.
Em casa, por volta das 20 horas, telefona-me o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Dá a boa notícia de que, finalmente, o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO entrou com a defesa no processo do AGRAVO, que está no TRIBUNAL DE JUSTIÇA. É mais um capítulo dessa novela que se arrasta desde o ano passado.

A comunidade científica internacional está alarmada com a forma de transmissão do vírus da pneumonia atípica, que se alastra com rapidez pelo mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS – 1.804 casos da doença foram identificados em 22 países, com um total de 62 mortes. Hoje, foi detectado o primeiro caso na AUSTRÁLIA. Até agora, a CHINA lidera o número de casos da pneumonia misteriosa com 806 ocorrências diagnosticadas e 34 mortes. HONG KONG vem em seguida com 685 casos e 16 mortes. O CANADÁ já teria ultrapassado outros países do SUDESTE ASIÁTICO – como SINGAPURA (92) e VIETNÃ (58) – com 129 casos e 4 mortes.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira caíram na tarde desta terça-feira na região de SÃO CARLOS, a 238 km de SÃO PAULO, em um intervalo de 30 minutos. Dois oficiais morreram e outros dois sofreram ferimentos leves, pois conseguiram pular de pára-quedas. Por volta das 14:30 horas, um TUCANO da Academia da Força Aérea, que estava em vôo de instrução, caiu em um canavial da cidade de IBATÉ, vizinha de SÃO CARLOS. Um tenente e um cadete que ocupavam a aeronave morreram na hora. Um pouco antes, por volta das 14 horas, um avião XAVANTE caiu em uma fazenda no distrito de PEDRA BRANCA, em BOA ESPERANÇA DO SUL. O capitão-aviador ÂNDERSON DE OLIVEIRA E SILVA JÚNIOR, que pilotava a aeronave e o engenheiro de vôo, o primeiro-tenente BRUNO GIORDANO DE OLIVEIRA SILVA foram levados para o hospital São Paulo, em ARARAQUARA.

O SARGENTO PM ÉDSON CAMARGO DA SILVA, de 46 anos, reagiu a um assalto e matou três ladrões em CIDADE TIRADENTES, zona leste de SÃO PAULO, ontem à noite. CAMARGO foi abordado pelos ladrões por volta das 21 horas, quando seguia em sua picape pelo bairro RECANTO VERDE SOL. O bando levou o sargento, que estava à paisana, até um matagal na ESTRADA DO LIMOEIRO. Um dos criminosos desceu do veículo, armado com um revólver, e ordenou que CAMARGO o acompanhasse a pé até o mato. Temendo ser executado assim que o bandido descobrisse sua identidade, CAMARGO pegou sua pistola e atirou no ladrão e nos outros três assaltantes que permaneceram na picape. Um deles conseguiu fugir. Os outros dois foram baleados. CAMARGO pertence à 1ª Companhia do 30º BPMM.

A estação de trem que leva ao CRISTO REDENTOR, no RIO, foi metralhado por traficantes ontem à noite. A polícia havia recebido a informação sobre o ataque ainda à tarde e reforçou o policiamento, mas, mesmo assim, a sede da estrada de ferro – erguida em 1882 e tombada pelo Patrimônio Histórico – e a réplica do trenzinho que serve de decoração receberam vários tiros.

O advogado COPÉRNICO FONTENELE, de 58 anos, e seu amigo OBERALDO PAULA DA SILVA, desaparecidos deste o dia 27 de março, foram encontrados mortos, nesta tarde, em um terreno de mata fechada, localizado nos fundos de um condomínio de luxo, em NITERÓI, na GRANDE RIO. FONTENELE defendeu há mais de dez anos o traficante ERNALDO PINTO DE MEDEIROS, o UÊ, morto em uma rebelião em BANGU 1, no ano passado. O delegado ANESTOR MAGALHÃES, da Delegacia Regional de Polícia de NITERÓI, disse que já identificou quatro traficantes envolvidos no assassinato dos dois, mas nenhum foi preso.

O ex–secretário das Administrações Regionais da gestão do prefeito CELSO PITTA (1997 a 2000), ALFREDO MÁRIO SAVELLI, foi condenado hoje a 17 anos e 4 meses de prisão por crimes de concussão, formação de quadrilha e prevaricação. A decisão é do juiz SIDNEY CELSO DE OLIVEIRA, da 4ª Vara Criminal Central, que condenou ainda outros quatro réus no esquema da máfia de fiscais que agia na Administração Regional da SÉ. Além de SAVELLI, foi condenado à mesma pena o ex–administrador regional da SÉ, JOÃO BENTO DOS SANTOS. Os ex–assessores do secretário, HÉLIO FURMANKEIWICZ e AKIRA YOSHIKAWA, e o vendedor JOSÉ NOVAES, pegaram 16 anos e 4 meses, pois não responderam pelo crime de prevaricação.

A grande procura por títulos da dívida externa brasileira fez o risco País desabar 5,27% , rompendo a barreira dos mil pontos, o que não ocorria desde 31 de maio de 2002 – fechou em 989 pontos. O dólar baixou 1,19%, sendo cotado a R$ 3,313. O ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, disse que a redução do risco BRASIL é resultado da credibilidade do presidente LULA.

Depois de cinco paredões, o mineiro DHOMINI venceu ELANE, nesta noite, com um percentual de apenas 51%. Ele saiu pulando pelo jardim, agradecendo ao céu. Chorando e beijando os familiares, DHOMINI só tinha palavras de agradecimento ao público e aos amigos. O programa teve audiência média de 50 pontos, com 55 de pico. A certa altura da atração, PEDRO BIAL confrontou as duas namoradas do assessor parlamentar: a “oficial” MANUELA – que choramingou “Volta para casa” – e a recém-conquistada SABRINA, que disparou: “Olha só, cabeção, a situação em que você me coloca”. O dia hoje, na casa, para os dois sobreviventes da gincana, foi pura adrenalina. ELANE e DHOMINI malharam o tempo todo, divertindo-se com tudo e brincando um com o outro. Na abertura do programa, à noite, surpresa: a banda RPM executou o tema do “BBB”, engatando, na seqüência, o sucesso dos anos 80 “Revoluções por Minuto”. BIAL aproveitou o momento musical para chamar os big brothers que participaram da terceira edição do programa. Rolaram os tradicionais perfis dos dois últimos emparedados e muito flashback da galera que ficou de fora: PAULO, SAMANTHA, DILSON, ANDREA, MARCELO, JULIANA, JOSEANE, ALAN, EMÍLIO, SABRINA, HARRY e JEAN. As festas também foram relembradas: mexicana, italiana, árabe, a rigor, psicodélica. Outros lances históricos do programa foram reprisados.

APROVADA pela Comissão de Relações Exteriores do SENADO a indicação do ex–presidente ITAMAR FRANCO para o cargo de embaixador em ROMA. Foram 16 votos a favor e um contra. O ex–deputado TILDEN SANTIAGO teve seu nome aprovado para a Embaixada em CUBA e a embaixadora CELINA MARIA ASSUNÇÃO DO VALLE PEREIRA, para a SUÍÇA. As indicações precisam ser aprovadas pelo plenário do SENADO.

MORREU o professor JAIRO MONTEIRO, de PINDAMONHANGABA, aos 72 anos de idade. Nasceu em TAUBATÉ no dia 13 de março de 1931 e foi morar em PINDA na década de 50. Seu nome era BENEDITO MARQUES MONTEIRO, mas era conhecido como professor JAIRO. Ocupava a cadeira número 14 da Academia Pindamonhangabense de Letras. Foi vítima de uma pneumonia. Ultimamente, cego, com diabetes, câncer na perna e pneumonia estava vivendo no LAR IRMÃ TEREZINHA, há quinze dias. 

TROPAS AMERICANAS AVANÇAM E COMBATEM A 70 KM DE BAGDÁ. BLAIR diz que a investida representa início da “segunda fase da guerra”. As tropas americanas romperam o primeiro cinturão de defesa de BAGDÁ e já lutam com a GUARDA REPUBLICANA iraquiana a cerca de 70 km da cidade. A GUARDA tem um segundo anel de defesa na periferia da capital e um terceiro no centro urbano. Em DIWANIYA, no caminho para BAGDÁ, pesados combates deixaram pelo menos cem soldados iraquianos mortos. No centro do IRAQUE, a coalizão ainda enfrenta a dura resistência de soldados do Exército regular iraquiano e combatentes da milícia Fedayin. Violentos tiroteios foram registrados em NASIRIYAH, SAMAWA, HINDIYA e SHATRA. Posições iraquianas foram também bombardeadas pela aviação anglo-americana em KIRKUK, no norte do país, e em  BASRA, no sul.
Uma mensagem atribuída a SADDAM HUSSEIN foi lida na TV iraquiana. Ele conclamou seu povo a lutar na “guerra santa” contra os invasores “em qualquer lugar”. O fato de ele não ter aparecido no vídeo provocou nova onda de especulações sobre seu paradeiro.
RAZEK AL-KAZEM AL-KHAJAF é o único sobrevivente de uma família de dezesseis pessoas. O veículo em que viajavam foi atingido por foguete disparado de um helicóptero APACHE. No meio dos caixões, RAZEK jogou areia no rosto para “não ver” os parentes mortos.     

SEQÜESTRADO um avião cubano, com 46 pessoas a bordo, que viajava da cidade de NOVA GERONA para HAVANA. Armado com granadas, o seqüestrador forçou o piloto a aterrissar em KEY WEST, nos EUA. O seqüestrador, que vestia uma jaqueta em que se lia a palavra “AMÉRICA”, foi identificado pelo governo cubano como ADELMIS GONZÁLEZ. Ele se entregou e foi detido por policiais americanos. 

O casal britânico ROBERT STOKES, de 59 anos, e JENNIFER STOKES, de 53 anos, tomou uma dose letal de barbitúrico numa clínica suíça especializada em suicídio assistido. O duplo suicídio causou grande polêmica na EUROPA. Ambos sofriam de doenças crônicas e dolorosas, mas não eram pacientes terminais. ROBERT tinha epilepsia e JENNIFER diabetes. Desde 1942, uma brecha na legislação permite o suicídio assistido na SUÍÇA, mas apenas para quem não tem chance de recuperação. Em ZURIQUE.

2 004  :  -    QUINTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL DE 1º DE ABRIL DE 2004 PUBLICA TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES OFICIAIS: -
TENENTE-CORONEL AGUINALDO NOBRE DE MELLO, servindo na DIRETORIA DE FINANÇAS. Nasceu em 23 de maio de 1958. Entrou na PMESP no dia 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES; 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1996; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2001.
TENENTE-CORONEL ÉDSON GUERINO GUIDO DE MORAES, comandante do 32º BPMI. Nasceu em 18 de novembro de 1957. Entrou na PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major - ???; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2002.
CAPITÃO WILLIAM ARIZIO. Nasceu em 25 de julho de 1958. Entrou na PMESP em 10 de março de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1987; 1º Tenente – 25 de agosto de 1989; CAPITÃO – 24 de maio de 1999.   

Vamos para SÃO PAULO por volta das 10:30 horas. O calor é a tônica desta quinta-feira. VICTÓRIO está dando uma busca nos arquivos da Entidade a fim de achar as datas de dois compromissos que temos neste mês de abril, marcados antecipadamente e cujos documentos não estavam à mão na data de ontem. Disse a ele que os queria nesta manhã para as providências que deveremos tomar e cujo encarregado será o ELÁDIO. Tudo dá certo e no almoço de negócios discutimos os planos para os dias 26 e 28 de abril. Essas operações foram pensadas em 2003.
Muita confusão na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dona CÉLIA liga para a casa do Sr. MARCONDES e sua esposa, dona JÚLIA, disse que ele está a caminho da Sociedade. Trata-se de uma reunião marcada para 15 horas no escritório da CARNIDE & ASSOCIADOS. Também converso, via fone, com o Cel MENDES. Ele, na qualidade de presidente em exercício, não poderá comparecer na reunião porque se encontra ao lado de dona OÇAINE, internada na CRUZ AZUL. Depois, com o adiantado da hora, telefono para o escritório do advogado HERBERTO CARNIDE e fico sabendo que o Sr. MARCONDES já ali se encontra. Embarco então no Metrô e desço na estação MARECHAL DEODORO. Ali, o motorista do Sr. MARCONDES está a minha espera para a condução até a RUA TURIASSU, 143.
Com o advogado HERBERTO e o Sr. MARCONDES estudamos como foi feita a contestação nos autos das Ações Ordinárias e Cautelar, propostas perante a 32ª Vara Civel, ações propostas por FIAMETTA EMENDABILI. HERBERTO assim se dirige em documento à Sociedade Veteranos de 32-MMDC: “.... conforme é de seu conhecimento, fomos honrados com o patrocínio, na citada ação, dos réus, RESTAURO & PRODUÇÕES CULTURAIS, GENERAL EUCLYDES BUENO e CORONEL MÁRIO VENTURA, ilustre secretário da Sociedade e, na mesma data protocolamos as Contestações em nome de nossos constituintes.
Apresentamos um breve resumo das Contestações apresentadas:
Ação Cautelar – Nos autos da Ação Cautelar, em nome da Sociedade e da CIA RESTAURO alegamos as mesmas razões e fundamentos da contestação apresentada nos autos da Ação Ordinária e pleiteamos a não juntada de documentos solicitando que a Juíza considerasse os documentos capeados pelas Constestações na ação ordinária para evitarmos duplicidade de documentos.
Contestação da Sociedade – Como preliminares argüimos Carência da Ação, em razão da impossibilidade do pedido, do interesse de agir e da ilegitimidade “ad causam”, em razão do escultor EMENDABILI ao participar do concurso ter renunciado aos direitos patrimoniais sobre sua obra, direitos que hoje pertencem à Sociedade. Alegamos, ainda em preliminar que a herdeira do Autor, por ser a obra de autoria do arquiteto MÁRIO PUCCI e do escultor GALILEO EMENDABILI, haveria Litisconsórcio necessário devendo o co-autor MÁRIO PUCCI ou seus herdeiros comporem a lide no pólo ativo.
No Mérito abordamos a legitimidade da Sociedade na qualidade de detentora dos direitos patrimoniais sobre a obra, ao fato de que os direitos morais do autor não estão sendo atingidos, ao contrário a Sociedade está cuidando para que a obra mantenha-se intacta e a inexistência de danos ao Monumento.
Contestação do Restauro – Da mesma forma argüimos as preliminares e demonstramos, anexando os respectivos projetos a restauração e as obras as serem realizadas, aprovações dos órgãos técnicos, comprovou-se que o Monumento desde 1991 vem merecendo reparos juntando os diversos documentos que demonstram os problemas do mesmo.
Contestação de EUCLYDES BUENO FILHO – Além das Preliminares já aludidas pleiteamos a exclusão do Gen. BUENO da lide, em razão do mesmo ter sido designado para servir como elo de ligação entre a Sociedade, a Farah Service, a Restauro e junto aos órgãos públicos, especialmente CONDEPHAAT, inexistindo razão para o mesmo compor o pólo passivo da ação. Ainda na Contestação provamos ser indevida a alegação constante da inicial de que o mesmo está sofrendo sindicância no Clube Militar juntando Declaração do Presidente daquela entidade desmentindo tal alegação.
Contestação do Cel VENTURA – Da mesma forma alegamos as Preliminares já mencionadas, e, no Mérito pleiteamos a exclusão do processo do Cel VENTURA, pois o mesmo exerce a função de Secretário não representando a Sociedade. Por alegar na inicial a autora que o Cel VENTURA deu opinião favorável ao restauro com a participação de entidade provada alegamos ainda que nos termos da constituição ninguém pode ser processado por delito de opinião.
Aproveitamos o ensejo para informarmos que o Perito designado esclareceu que seu laudo deverá ser entregue no mais tardar até o dia 5 de abril próximo futuro.
Sendo o que se nos oferecia informar, subscrevemo-nos,
Atenciosamente,
HERBERTO CARNIDE.
O GENERAL BUENO, em seguida, explica o resultado da reunião da ALUSA, FARAH SERVICE, CO. RESTAURO e coordenador da Restauração. Assuntos resolvidos:
1.      Aprovação final dos projetos da parte elétrica e da hidráulica sanitária,
2.      Aprovação do cronograma de obras,
3.      Aprovação para aquisição imediata de urnas de cobre com as etiquetas para colocação das cinzas hoje colocadas em sacos de plástico.                                                  OBRAS PARA ESTA FASE – CLARO     
OBELISCO: REJUNTE PLACAS PARTE DE CIMA; HIDRÁULICA SANITÁRIA (BANHEIROS E ETC); PARTE ELÉTRICA; URNAS DE COBRE.
CRONOGRAMA DE OBRAS
Até dia 5 de abril de 2004: preparação para reinício das obras para esta fase;
Em 7 de abril: reinício das obras nesta fase;
Até 20 de maio: obras parcialmente terminadas em condições apresentáveis para as festividades de 23 de maio no local;
As obras terão o seu andamento normal condicionado às decisões judiciais hoje em bom andamento.
OBRAS PARA A TERCEIRA FASE
Serão objeto de novas tratativas.
Face ao exposto nesta reunião, parece que o restauro do Monumento-Mausoléu está caminhando para um final feliz. No entanto qual será a decisão judicial?  Como se comportarão nossos inimigos? O que pensa o comandante geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, na qualidade de presidente nato do CONSELHO SUPREMO?
Deixando a CARNIDE, o Sr. MARCONDES leva-me até a estação Metrô MARECHAL DEODORO. Faço o meu retorno para GUARULHOS.
Telefono para a casa de minha mãe. Sou atendido pela irmã do ADALVO, dona HELENA. Acontece que, às 19 horas, será rezada uma missa de sétimo dia por intenção da alma de tia CATARINA. Não pude comparecer em POÁ nesta data, face os acontecimentos desta tarde.

Uma sósia da prefeita MARTA SUPLICY participou hoje de uma manifestação contra a petista, que, segundo a polícia militar, reuniu 350 pessoas no centro da Capital. A referência ao personagem PINÓQUIO e a data do ato foram escolhidos por ser 1º de abril, DIA DA MENTIRA. O protesto contra a administração foi organizado pelo PSDB, principal adversário de MARTA na eleição municipal.

O empresário GIRSZ ARONSON, de 87 anos, foi indiciado hoje pelo Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado, acusado de receptação de mercadorias roubadas. Segundo a polícia, ele teria comprado 401 fornos de microondas da ELETROLUX que haviam sido roubados em fevereiro. O empresário afirmous não saber que a mercadoria era roubada.

Um avião monomotor, modelo CESSNA, fez um pouso forçado, hoje, na Avenida JOÃO PAULO I, FREGUESIA DO Ó, zona norte. O piloto GLEDSON GUIMARÃES TEIXEIRA, de 24 anos, e o aluno do curso de aviação FELIPE MATOS CANTO, de 17, não ficaram feridos. O motor sofreu uma pane a sete quilômetros do CAMPO DE MARTE, também na zona norte, onde pousaria. Por volta das 16:15 horas, uma das asas do CESSNA bateu no muro de uma casa, deu um giro de 180 graus, e atingiu a porta de aço de um prédio de uma empresa, no número 250. Além de danos na asa, o avião também perdeu o trem de pouso. Um segurança, que se assustou com o barulho, bateu a cabeça e feriu uma das pernas. GLEDSON voltava de JUNDIAÍ, com um aluno que realizava sua segunda aula de vôo, para o CAMPO DE MARTE.

QUATRO MESES E DOIS DIAS após o assassinato do casal americano ZERA TODD STAHELI e MICHELLE STAHELI, o crime foi desvendado hoje. Diferentemente do que a polícia chegou a investigar, não houve envolvimento dos parentes das vítimas, nem do motorista da família ou motivações profissionais. O assassino morava exatamente ao lado dos STAHELI no Condomínio PARQUE DOS CABRITOS, BARRA DA TIJUCA. JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS era há três anos caseiro do empresário PAULO SÉRGIO ALVES MALTA, vizinho do executivo da SHELL. O empregado alegou ter matado TODD porque ele o chamara de “crioulo”. MICHELLE foi golpeada porque acordou no instante em que JOSSIEL atacava o marido com um pé-de-cabra. JOSSIEL foi lpreso pelos seguranças do condomínio. O delegado MARCUS HENRIQUE ALVES perdeu a oportunidade de deter o caseiro. Durante entrevista, o assassino, ao ser perguntado se estava arrependido, respondeu que sim e que tentara confessar o crime duas vezes. O caseiro foi preso pelos seguranças após invadir na madrugada de hoje a casa de KYRIAKOS AMIRIDIS, cônsul-geral da GRÉCIA. A residência fica em frente à dos americanos mortos. A consulesa grega, cujo nome não foi revelado, acordou quando JOSSIEL entrou no quarto. O caseiro estava com uma faca, mas escondeu a arma e disse que havia entrado para avisar que o cachorro estava solto. Ela agradeceu e pediu que ele saisse. JOSSIEL obedeceu, mas foi flagrado pelas câmaras de segurança pulando o muro. Levado à delegacia, ele confessou ter matado o casal.

A Polícia Federal e a Justiça decidiram transferir para diferentes regiões do País todos os presos na OPERAÇÃO ANACONDA, depois de descobrir um esquema de regalias montado dentro da superintendência da POLÍCIA FEDERAL em SÃO PAULO, inclusive com grandes movimentações de dinheiro. O primeiro a ser removido foi o juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, que foi para BRASÍLIA. Os outros envolvidos – auditora aponsentada NORMA REGINA EMÍLIO CUNHA, o agente da PF CÉSAR HERMAN, e os delegados JOSÉ AUGUSTO BELLINI e JORGE LUIZ BEZERRA, além de dois advogados e um empresário –irão para outras unidades estaduais da PF. ROCHA MATTOS saiu de SÃO PAULO às 22:10 horas de ontem, em um vôo da TAM, com destino à capital federal. O juiz, que entrou na aeronave pela porta traseira, escoltado por seis policiais federais, fez questão de exibir suas algemas e queria dar entrevista, mas foi impedido pelos policiais federais que faziam sua escolta. Estava “muito nervoso”, disse um policial. Durante o vôo ele recusou o lanche oferecido pelas aeromoças. Diante da presença de jornalistas no vôo, ROCHA MATTOS disse que estava sendo “seqüestrado”, que sua ida de SÃO PAULO para BRASÍLIA não tinha “base legal”.

È comum alguém parar na porta do HOLIDAY INN PARQUE ANHEMBI apenas para dar uma olhadinha, saber como ficou o antigo esqueleto que chamava a atenção na entrada da cidade. Curiosidade natural depois dos quase trinta anos que se passaram entre o início da construção e o surgimento do maior hotel do BRASIL, o segundo da AMÉRICA LATINA. E o que se vê pela porta de vidro é um imenso e moderno lobby, seguido por um restaurante e uma pizzaria. Isso só no andar térreo do prédio. No mezanino, outro restaurante e um piano “lounge”, espaço suficiente para atender a multidão que chega para eventos no ANHEMBI ou mesmo no EXPO CENTER NORTE, ali perto, ainda na MARGINAL DO TIETÊ. A abertura oficial ocorreu neste PRIMEIRO DE ABRIL.
  
A SUPREMA CORTE ITALIANA tornou oficial nesta quinta-feira a anulação da absolvição de FRANK WILLIAMS, dono da equipe WILLIAMS, de PATRICK HEAD, diretor-técnico, e do projetista ADRIAN NEWEY. Acusados de homicídio culposo durante as investigações sobre a morte de AYRTON SENNA, ocorrida no circuito de ÍMOLA, em 1º de maio de 1999, eles foram absolvidos em 1999. Com a decisão judicial, um novo julgamento será marcado.

O administrador civil americano do IRAQUE, PAUL BREMER, afirmou hoje que os ataques que causaram a morte de quatro civis e cinco soldados americanos em FALLUJAH, não ficarão sem castigo. BREMER declarou isso durante cerimônia na academia de polícia de BAGDÁ. Na quarta-feira, dia 31 de março, quatro americanos foram assassinados a tiros e seus corpos mutilados e arrastados pelas ruas da cidade de FALLUJAH.
Momentos depois de BREMER jurar retaliação aos assassinos, a cidade de FALLUJAH foi novamente epicentro de atos de violência contra as forças de ocupação do IRAQUE. Um veículo blindado foi incendiado após ter sido atingido por uma granada de propulsão. Não se sabe se a agressão deixou vítimas. Horas antes, duas bombas explodiram perto de um comboio escoltado pelos EUA que carregava combustível no norte de BAGDÁ. Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas.

O pintor e escultor ENRIQUE GRAU morreu hoje, aos 83 anos, em conseqüência de complicação pulmonar. Nascido no PANAMÁ, mas com raízes em CARTAGENA, na COLÔMBIA, GRAU se considerava colombiano. Autodidata, iniciou sua carreira nos anos 40. Em suas obras, explorou o cruzamento entre as raças branca, negra e indígena.
    
UM SÓ CORAÇÃO: o capítulo desta quinta-feira começa com o velório e enterro de SAMUEL, mostrando todos os rituais judaicos. O drama de seu filho DAVID, julgado por SAMUEL como morto num campo de concentração, na segunda Guerra Mundial, e que retornou vivo, procurando seus familiares no BRASIL, foi demais para o velho coração do pai, que morreu feliz por ver o filho vivo. Mas DAVID encontra sua mulher, LÍDIA, casada com FREDERICO e, o que é mais chocante para ele, a esposa lhe faz a revelação que está grávida. FREDERICO, desiludido e angustiado pelo trágico destino de DAVID, acolhido pela esposa, vai para o RIO, afastando-se de LÍDIA. FREDERIDO se desabafa com BELISÁRIO, contando tudo o que lhe está acontecendo.  DAVID, por sua vez, tem uma conversa ríspida com sua filha RAQUEL sobre o drama de sua família. RAQUEL lhe conta tudo o que aconteceu após a revelação de sua morte, seguindo os conselhos de SAMUEL ao virem para o BRASIL.
LUIZ MARTINS escreve poemas para o jornal DIÁRIO DA NOITE e volta para SÃO PAULO, para os braços de TARSILA DO AMARAL.
No RIO, YOLANDA e CICCILO conversam com ASSIS CHATEAUBRIAND sobre a idéia da criação do MUSEU DE ARTE MODERNA e sobre o MASP, de CHATÔ. SOLEDAD, a espanhola amante de CICCILO, tenta descobrir nos jogos de carta a sua sorte. Nega-se a receber qualquer auxílio financeiro de CICCILO e vive reclusa. YOLANDA viu GILDA no RIO, embriagada, num restaurante. Comenta com CICCILLO esse encontro e julga que MARTIM deve ter retornado da AMÉRICA. Enquanto isso, o doutor MARTIM examina dona SAURA e confirma a SAMIR a gravidade da doença de sua mãe. CHATÔ revela a YOLANDA que MARTIM está em SÃO PAULO. MARTIM conta a BERNARDO episódios da revolução de FRANCO na ESPANHA, por onde ele passou, afastando-se de GILDA, que deu para beber. MARTIM relembra os seus amores com YOLANDA. GILDA volta a SÃO PAULO e MARTIM lhe declara que não a quer por perto.
RITA, a nissei, volta para os braços de JOÃO CÂNDIDO. A retirante MAGNÓLIA continua o seu amor inconseqüente com RODOLFO, com quem tem um filho. UCHA gosta de JOÃO CÂNDIDO e tenta esquecer as desilusões amorosas com FLÁVIO DE CARVALHO, embriagando-se embaixo de um chafariz, pegando uma gripe e indo curtir a ressaca na casa de ANA.
MARIA LAURA comparece a uma reunião de intelectuais, onde se encontram OSWALD DE ANDRADE, NONÊ (filho de OSWALD), PAULO BOMFIM e outros e anuncia que será lavrada a ATA de fundação do MAM no TABELIONATO NOBRE. No dia 15 de julho de 1948 é criado o MAM, na Rua 7 de abril, ao lado do Museu de Arte de SÃO PAULO. Dá-se a festa de fundação do MUSEU DE ARTE MODERNA. A tia de CICCILO, CAMILA, conta a seu sobrinho as dificuldades pelas quais está passando SOLEDAD. O filho de MARTIM, CAIO PAES DE ALMEIDA, é apresentado a YOLANDA nessa festa. Também surge a figura de GALILEO EMENDÁBILI, apresentado a CICCILO como o escultor que ganhou o concurso para criar o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista.
      
2 005   :   SEXTA-FEIRA
Por ter chegado tarde ontem, os lançamentos de assuntos no computador ficam atrasados. Nesta manhã não dá para colocar em dia o meu arquivo. Saio de casa depois das 11 horas e a condução demora muito para chegar à ARMÊNIA. Logo no MMDS, procuro conversar com os oficiais acerca de uma crise financeira que prejudica nossos trabalhos. Acontece que surge o RICARDO, que não pertence ao nosso “staff” e quer conversar assuntos que não nos interessam. VICTÓRIO chega a ponto de perder a paciência e praticamente mandou que se retirasse. Há pessoas que não se tocam quando são inconvenientes. Perdemos um bom tempo com essa situação anormal. As duas funcionárias da Sociedade Veteranos de 32-MMDC estão temerosas com a situação nossa. A dívida para com o BANESPA é de tal ordem que qualquer cheque depositado é o valor engolido para pagar juros atrasados. O CORONEL RENALDO, tesoureiro, está num “beco sem saída”. O Sr MARCONDES não tem comparecido na Sociedade e temos notícias de que ele não anda bem de saúde, sem falar dos problemas de sua mulher. O nó em torno da Sociedade vai se apertando. Sugiro que a LUCIENE converse seriamente com o CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, presidente do Conselho Deliberativo e, dentro dessas circunstâncias, seria até interessante antecipar a reunião marcada para o dia 20. Talvez até a ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL, marcada para 27 de abril devesse também ser antecipada, a fim de proporcionar uma solução adequada para o MMDC com uma nova composição de dirigentes. No momento, tanto o presidente, como o tesoureiro, nada estão fazendo para corrigir a situação aflitiva da Sociedade, inclusive nem comparecem na sede. A MÔNICA recebe um telefonema de casa, onde seus parentes lhe avisam que o PAPA JOÃO PAULO II faleceu. Mas isso não é verdade porque o VATICANO logo desmente uma notícia veiculada pela CNN. Mas o estado de saúde de JOÃO PAULO II é critica. Deixo o MMDC bastante amolado nesta sexta-feira. Vamos deixar para a semana que vem a busca de uma saída para resolver o problema financeiro. Numa tarde de alta temperatura, regresso a GUARULHOS em situação lastimável de saúde (pressão alta).

O DIÁRIO OFICIAL DE 1º DE ABRIL PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM VAGNER PEREIRA DE BRITO, da Corregedoria PM. Nasceu em 5 de fevereiro de 1954. Entrou para a PMESP em 11 de abril de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES; 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 24 de maio de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio 2004.

Logo no início de “JOGO SUBTERRÂNEO”, estréia hoje nos cinemas, há um lembrete de que tudo não passa de ficção. Além de isentar o metrô de qualquer responsabilidade sobre o filme, o texto também prepara o espectador para o utópico emaranhado de linhas imaginado pelo diretor ROBERTO GERVITZ. Para que sua história funcionasse, o metrô usado como locação precisaria ter várias conexões por toda cidade, sonho de qualquer paulistano. Solitário e desesperado para conhecer a mulher de sua vida, o pianista MARTIN (FELIPE CAMARGO) cira um jogo peculiar. Ele desenha um percurso pelas linhas do metrô.  Na estação A, escolhe uma moça atraente. Se ela for à estação B pelo trajeto predeterminado, sua busca termina. Entre as pretendentes, dua mulheres (interpretadas por DANIELA ESCOBAR e MARIA LUÍSA MENDONÇA) farão com que ele quebre as regras do próprio jogo. A idéia inicial foi tirada do conto “Manuscrito Encontrado em um Bolso”, do livro “OCTAEDRO”, do argentino JULIO CORTÁZAR. No elenco, inclui ainda JÚLIA LEMMERTZ e participação especial de MAITÊ PROENÇA.

A Prefeitura lacrou hoje, com blocos de concreto, cinco casas de massagem e um café que funcionavam irregularmente na região do IBIRAPUERA, zona sul de SÃO PAULO. Para garantir a realização da operação, técnicos e agentes vistores da Prefeitura contaram com a escolta de 25 investigadores e dois delegados do GARRA, além de guardas municipais.
    
O espanhol RAFAEL NADAL está despontando realmente como um grande nome do tênis. Hoje, ele venceu o compatriota DAVID FERRER e se classificou para a final do MASTERS SERIES DE MIAMI. É a primeira vez que ele disputa o título de um torneio desse porte – só perde em importância para os quatro GRAND SLAMS. É também o mais jovem da história a chegar à decisão em MIAMI: NADAL tem 18 anos e nove meses. NADAL irá enfrentar o vencedor do confronto entre ROGER FEDERER e ANDRE AGASSI, no domingo, dia 3 de abril.

GUSTAVO KUERTEN já está em VALÊNCIA, ESPANHA, para sua primeira participação no ATP local, que começa na próxima semana. Será também o primeiro torneio dele depois da cirurgia no quadril, que o deixou fora das quadras por mais de seis meses e o fez cair para a 89 ª posição no ranking mundial. O tenista fez hoje exercícios físicos no hotel e amanhã faz o primeiro treino no local da disputa. O OPEN COMUNIDAD VALENCIANA, que é jogado no saibro, distribui 340 mil dólares em prêmios e 175 pontos no ranking.


O herdeiro de RONALDO e DANIELA CICARELLI já está a caminho. O casal finalmente confirmou hoje a notícia que já vinha sendo especulada pela imprensa. Num evento social, no começo da tarde de ontem, DANIELA sofreu uma queda de pressão e foi levada às pressas para o Hospital das Clínicas, em NITERÓI. Lá teria sido constatada a gravidez de menos de um mês. O FENÔMENO disse: “Estamos radiantes de felicidade. Desejávamos muito essa gravidez”.

Durante quase duas horas, numa extensão de 15 km, ontem à noite, bandidos mataram 30 pessoas comuns, sem envolvimento com crimes, que estavam em seu momento de lazer pelas ruas dos municípios de QUEIMADOS e NOVA IGUAÇU, na BAIXADA FLUMINENSE. Em alguns dos dez diferentes lugares onde atacaram, testemunhas disseram que os assassinos usavam máscaras semelhantes à do personagem do filme “PÂNICO”, palavra que agora resume o sentimento que se espalhou pela região. Em alguns locais, os assassinos atiravam sem sair do carro, um GOL prata. É a maior chacina no RIO. PMs são os principais suspeitos de terem praticado a chacina, que deixou dois feridos em estado grave. Os crimes teriam sido uma represália à prisão, até ontem, de oito policiais do 15º BPM (DUQUE DE CAXIAS), suspeitos de terem matado duas pessoas e jogadoa a cabeça de uma delas no pátio do batalhão, na quarta-feira. O crime seria uma espécide de protesto contra a rigidez do comandante em relação aos delitos de policiais. Indícios encontrados hoje reforçam essa tese.
O secretário de Segurança Pública do RIO, MARCELO ITAGIBA, declarou que “trabalha com a hipótese de que a chacina seja represália à OPERAÇÃO NAVALHA NA CARNE, que resultou na prisão de oito policiais militares suspeitos de assassinato”.

FALECEU o CORONEL PM Ref JOSÉ ARIMATHEA DO NASCIMENTO. Nasceu em 20 de janeiro de 1913. Era o associado número 5.882, desde 24 de julho de 1964, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O sentimento de tristeza e pessimismo tomou conta do VATICANO já nas primeiras horas de hoje devido ao agravamento do estado de saúde do PAPA JOÃO PAULO II, com complicações que indicavam a iminência de sua morte. Clérigos, como o cardeal CAMILLO RUINI, fizeram declarações contundentes sobre o estágio irreversível da condição do SANTO PADRE e a SANTA SÉ admitiu no início da madrugada que o pontífice não tem mais chances de recuperação. A Imprensa italiana chegou a anunciar a morte do PAPA, que foi negada pelo VATICANO. JOÃO PAULO II sofreu choque séptico, colapso cardiorrespiratório e uma parada cardíaca. Seus rins pararam de funcionar, a respiração se tornou mais difícil, a pressão arterial caiu e, segundo a imprensa italiana, ele chegou a perder a consciência. Mas se recusou a ser novamente internado, numa clara indicação de que se preparava para morrer. Num outro sinal disto, quis que lhe fossem lidas as 14 passagens da VIA-CRÚCIS, que contam os momentos finais da vida de JESUS. Durante uma missa especial para o PAPA, realizada na Basílica de SÃO JOÃO, em ROMA, o cardeal CAMILLO RUINI, que ministrava a cerimônia, afirmou que JOÃO PAULO II “já vê e toca o SENHOR”. Outro importante clérigo, desde vez o vigário-geral da Cidade do VATICANO, ÂNGELO COMASTRI, afirmou hoje à multidão concentrada na Praça de SÃO PEDRO que o Pontífice está próximo da morte: “Nesta noite, JESUS CRISTO abrirá a porta para o PAPA”. Com lágrimas nos olhos, o porta-voz do VATICANO, JOAQUÍN NAVARRO-VALLS, divulgou de manhã as informações mais preocupantes das últimas semanas. “As condições gerais e cardiorrespiratórias do SANTO PADRE pioraram ainda mais. Uma gradual piora da hipotensão arterial foi observada e a respiração se tornou fraca. O quadro clínico indica insuficiência cardiocirculatória e renal. Os parâmetros biológicos estão consideravelmente comprometidos”, declarou ele. Pouco depois do comunicado, a imprensa italiana anunciou a morte do PAPA, logo desmentida. Às 6 horas, JOÃO PAULO II pediu para co-celebrar uma missa, em sua cama. Ele recebeu a visita de influentes cardeais, entre eles ÂNGELO SODANO, secretário de Estado do VATICANO; e JOSEPH RATZINGER, prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé; além do cardeal CAMILLO RUINI, que, como bispo de ROMA, tem a função de anunciar o falecimento do PAPA.
Uma missa celebrada hoje à tarde pelo cardeal-arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, na Catedral da SÉ, no Centro, reuniu mais de mil fiéis que oraram pela melhora do PAPA JOÃO PAULO II. O cardeal assinalou que o SUMO PONTÍFICE tem “muito apreço pelo BRASIL” e está “sempre preocupado com o povo brasileiro.” Durante a celebração, ao saber que a saúde do PAPA JOÃO PAULO II havia piorado, o cardeal pediu aos fiéis para orar com ele. DOM CLÁUDIO é um dos três brasileiros que podem substituir o sumo pontífice. Ele e outros dois cardeais brasileiros – dom EUSÉBIO SCHEID, arcebispo do RIO DE JANEIRO, e dom GERALDO MAJELLA AGNELO, cardeal primaz do BRASIL, arcebispo de SALVADOR e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL – serão chamados para participar do conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.
    
No ZIMBÁBUE, o partido do presidente ROBERT MUGABE proclamou-se hoje vencedor das eleições do dia 31 de março, após ter conquistado a maioria do Parlamento em eleições que, segundo a oposição, foram marcadas por fraudes e irregularidades. Segundo resultados oficiais, definidas 106 das 120 cadeiras em disputa, a FRENTE PATRIÓTICA-UNIÃO NACIONAL AFRICANA, de MUGABE, conquistou 70. O principal partido opositor, o MOVIMENTO PELA MUDANÇA DEMOCRÁTICA, de MORGAN TSVANGIRAI, obteve 35.

Os manifestantes que realizavam vigílias na frente do hospital onde TERRI SCHIAVO morreu no dia 31 de março se foram, mas a briga entre os pais e o marido dela continua. Agora eles se desentendem por causa dos funerais de TERRI, que ficou 15 anos em estado vegetativo. O enterro está marcado para terça-feira, dia 5 de abril. Dessa vez, no entanto, as diferenças devem ser resolvidas longe dos tribunais. O caso de TERRI polarizou os EUA entre os partidários da eutanásia e aqueles que defendem o direito à vida. A discussão chegou à CASA BRANCA, ao Congresso e à Suprema Corte. Agora, BOB e MARY SCHINDLER, os pais de TERRI, querem que sua filha seja enterrada na FLÓRIDA, onde eles moram e ela morreu. Mas o viúvo, MICHAEL SCHIAVO, que legalmente tem a custódia do corpo, quer que ela seja cremada e as cinzas sejam enterradas em um lugar secreto da FLÓRIDA.

Foi preso o ex-governador do Estado americano de CONNECTICUT, JOHN G. ROWLAND, condenado a um ano de cadeia por tráfico de influência: recebeu viagens e obras em casa em troca de favores. A pena, considerada leve, foi fruto de um acordo com a promotoria. Em LORETTO, CONNECTICUT, EUA.

2 006  :  -   SÁBADO
Missa pelo transcurso do primeiro aniversário do falecimento do CORONEL PM Ref THEODORO CABETTE, ex-comandante geral da FORÇA PÚBLICA. Na Capela de SANTO IVO, no LARGO DA BATALHA, IBIRAPUERA.
É um sábado tranqüilo. Posso me dedicar aos arquivos dos documentos, como também à digitação dos principais fatos de 31 de março, principalmente quanto à mudança dos governos do Estado e Município de SÃO PAULO. Começa o reinado de nove meses do PFL, com CLÁUDIO LEMBO no governo do Estado e GILBERTO KASSAB no governo do Município. Aconteceram mudanças no ministério do Presidente LULA e nas câmaras, possibilitando as candidaturas de muita gente.
LUCINDA conta que a MARLENE trabalhou ontem num restaurante da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA – BAR/RESTAURANTE DO PAULINHO – que funciona neste local há muitos anos. Ela entregou o “RANCHO DOS VIOLEIROS”, após verificar a condição do prédio e outras atrapalhadas com relação a impostos. O local funcionava de maneira clandestina e os fiscais já estavam de “olho” no estabelecimento. Levou os violeiros para o novo local, onde, a título experimental, passará a apresentá-los às quintas, sextas e sábado.

DIÁRIO OFICIAL DE PRIMEIRO DE ABRIL DE 2006 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM JOSÉ CARLOS EVANGELISTA, Comandante do 16º GB e do MAJOR PM SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA, do 29º BPMM.   

TENENTE-CORONEL PM JOSÉ CARLOS EVANGELISTA nasceu em 16 de dezembro de 1952; entrou para a PMESP no dia 10 de janeiro de 1972; foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 15 de dezembro de 1992; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1996. Estava comandando o 16 º GB e era o tenente-coronel número 6 do almanaque dos oficiais.

MAJOR SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA, do 29º BPMM, nasceu no dia 20 de março de 1962; entrou para a PMESP em 1o. de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1984; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1987; não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004.

O torcedor do PALMEIRAS parecia prever: não valia a pena ir ao PALESTRA ITÁLIA assistir ao jogo contra o RIO BRANCO. E os 1.885 torcedores que foram ao estádio devem estar arrependidos por não ter ficado em casa ou por não ter preferido ir ao cinema. O time-misto do PALMEIRAS falhou demais na marcação, não acertou nas finalizações e o RIO BRANCO se deu bem. Venceu por 2 a 0 e subiu para a sétima posição. O PALMEIRAS amargou sua segunda derrota consecutiva – na quarta-feira havia perdido do PAULISTA por 3 a 0 – e permanece na quarta posição.
O NOROESTE apenas empatou em 1 a 1 com o BRAGANTINO, hoje à noite, em BAURU. Mesmo com o empate ruim em sua despedida diante dos torcedores, o time da casa chegou aos 34 pontos e manteve o terceiro lugar, atrás apenas do SANTOS e SÃO PAULO, que ainda brigam pelo título. 

Muito trabalho e empenho. É isso que o governador de SÃO PAULO, CLÁUDIO LEMBO, empossado ontem, em substituição a GERALDO ALCKMIN, pediu hoje na primeira reunião com seu secretariado. “Sou um liberal e, como tal, as prioridades (do governo) serão segurança, educação e saúde”, destacou o pefelista, que logo depois de empossar nove novos secretários, de uma equipe de 22, promoveu uma reunião de mais de duas horas. Os nove secretários que tomaram posse hoje são: ANTÔNIO RUBENS COSTA LARA (CASA CIVIL); EUNICE APARECIDA DE JESUS PRUDENTE (JUSTIÇA E DEFESA DA CIDADANIA); FERNANDO CARVALHO BRAGA (ECONOMIA E PLANEJAMENTO); ROGÉRIO AMATO (ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL); ALBERTO MACEDO FILHO (AGRICULTURA E ABASTECIMENTO); MARIA LÚCIA M.C. VASCONCELOS (EDUCAÇÃO); MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO (que deixou a pasta da ASSISTÊNCIA SOCIAL e foi para CIÊNCIA E TECNOLOGIA); ANTÔNIO DE ALCÂNTARA M. RUDGE (JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER) e MÁRCIO ANTÔNIO BUENO (HABITAÇÃO).

Não dá para negar que o novo prefeito de SÃO PAULO, GILBERTO KASSAB, seja um homem organizado. Em sua agenda cheia de segundo dia de mandato, marcou entrevista em um restaurante que ficava no meio do caminho de dois eventos dos quais participaria. Mandou um assessor para inspecionar a viabilidade do encontro com os repórteres, chegou exatamente na hora marcada – 11 horas – e ainda tinha preparado um plano B para o caso de as armações falharem. Em companhia do secretário de Coordenação das Subprefeituras, ANDRÉA MATARAZZO, não se recusou a abordar nenhum assunto. Falou da cidade, do BRASIL, do aborto, de homossexualidade e, como bom são-paulino, arriscou um palpite para o clássico de amanhã entre SANTOS e SÃO PAULO. É desses políticos que saem de casa com o discurso na cabeça e se esforçam para não improvisar. Fala baixo, adora os termos abstratos – como sinergia, diretrizes e integração- buscando seguir a máxima de um de seus modelos na política, o senador MARCO MACIEL, que ensina que “os políticos devem sempre que podem aparecer no jornal, mas nunca nas manchetes”. Católico, de origem árabe, mas que não se incomoda em ter um amuleto judaico enfeitando a mesa em que trabalha, KASSAB se define politicamente como um conciliador. Solteiro aos 45 anos, com o novo prefeito a cidade não terá uma primeira-dama. Mas KASSAB é um sujeito família. Tem seis irmãos homens – todos formados em Economia e Engenharia pela USP, assim como ele, e uma irmã, formada em pedagogia pela PUC – e, na primeira noite como prefeito, em vez de comemorar com os aliados, contentou-se em jantar com os pais. O 60º prefeito de SÃO PAULO lembra a primeira eleição para vereador, em 1992, então filiado ao PL, como o momento mais feliz de sua carreira. As piores lembranças foram acusações sofridas na campanha de 2004, quando era candidato a vice de SERRA. 

Uma quadrilha com cerca de dez integrantes fez hoje de manhã, em MOEMA, o terceiro arrastão em edifício residencial de alto padrão da cidade num prazo de 60 horas. Os assaltantes invadiram quatro dos 13 apartamentos – um por andar – e trancaram moradores numa sala na garagem. Não houve feridos ou presos. Os bandidos tinham um controle remoto para abrir o portão da garagem. O equipamento teria sido furtado de um morador há uma semana, mas a segurança não foi avisada.

Dezessete passageiros e dois tripulantes morreram na queda de um avião bimotor da companhia aérea TEAM. Entre as vítimas, quatro funcionários da PETROBRÁS e cinco empregados da construtora HOCHTIEF, de SÃO PAULO, que prestavam serviço à estatal em MACAÉ, no norte fluminense. Não há sobreviventes. Este é o maior desastre aéreo no país desde a queda do FOKKER 100, da TAM, em 1996, após decolar do aeroporto de CONGONHAS quando 101 pessoas morreram. O avião saiu de MACAÉ (188 km da capital fluminense) com destino ao RIO DE JANEIRO, bateu contra o pico da PEDRA BONITA e explodiu. Os ocupantes foram carbonizados e alguns corpos mutilados. A maioria das vítimas eram de outros Estados. O último contato do piloto do bimotor, MICHAEL PETTER HUTTEMN, com a família foi às 16:30 horas de ontem. Ele recebeu uma ligação da mulher, SORAYA, que combinou de buscá-lo na estação das barcas, em NITERÓI. SORAYA contou que o marido operava na linha MACAÉ-RIO há cinco anos e jamais teve problemas.

FALECEU o publicitário, escritor e jornalista ERAZÊ MARTINHO, aos 74 anos, em JUNDIAÍ. Parceiro e biógrafo do também publicitário CARLITO MAIA. MARTINHO foi vereador em dois mandatos pelo PT da cidade, partido que ajudou a fundar ao lado do velho amigo CARLITO. Ele criou o bloco carnavalesco REFOGADO DO SANTI, que sai às sextas-feiras, antes do carnaval, pelas ruas do centro de JUNDIAÍ. Entre os amigos, MARTINHO era famoso pelo bom humor constante, a integridade e a indignação com as mazelas sociais. Há dois anos, lançou pela Editora BOITEMPO e biografia de CARLITO MAIA. Ambos se conheceram na década de 1960 e a coincidência de ideais políticos estreitou a amizade.

Neste sábado a brasileira NATÁLIA FALAVIGNA foi medalha de ouro no Campeonato Aberto da BÉLGICA de taekwondo. Campeã mundial em 2005, ela concorreu na categoria até 72 quilos, derrotou a australiana AMY ASH por 8 a 2 e levou seu primeiro título do ano.

BRUNO SENNA, sobrinho do tricampeão AYRTON SENNA, conquistou no CAMPEONATO AUSTRALIANO de Fórmula 3, as primeiras vitórias da carreira. Ontem e hoje ele venceu duas das quatro provas disputadas no fim de semana e impressionou não apenas pelos resultados, mas pela semelhança com o tio. BRUNO começou a correr em 2004.

SVETLANA KUZNETSOVA coroou uma semana excepcional, em que salvou match point diante de MARTINA HINGIS e derrotou a número um do mundo, AMELIE MAURESMO, com a conquista do título do torneio de MIAMI, ao superar na final MARIA SHARAPOVA. Com o campeonato, KUZNETSOVA – vencedora do US OPEN de 2004 – volta a figurar no grupo das dez primeiras do ranking e levou o prêmio de 533,5 mil dólares.
Amanhã, o fenômeno ROGER FEDERER enfrenta na final do MASTERS SERIES DE MIAMI o croata IVAN LJUICIC, último obstáculo para chegar ao bicampeonato. FEDERER está em busca do quarto título da temporada, depois de ter vencido o ABERTO DA AUSTRÁLIA, o ATP TOUR DE DUBAI e o MASTERS SERIES DE INDIAN WELLS. Tamvém estará em jogo a defesa de invencibilidade de 47 partidas em quadras norte-americanas e 23 seguidas em torneios da série MASTERS.
 
Bandeira do BRASIL nas mãos e sorriso no rosto, MARCOS CÉSAR PONTES foi o primeiro a deixar a nave SOYUZ e entrar na ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS), hoje, pouco mais de uma hora depois da acoplagem da nave ao laboratório espacial. “Muito bom, muito bom”, repetia o astronauta brasileiro quando já se encontrava entre todos os tripulantes do módulo orbital. No Centro de Controle da Missão em KOROLIOV, nos arredores de MOSCOU, a manobra bem-sucedida foi recebida com aplausos e choro. Depois de 48 horas de viagem, a SOYUZ concluiu a acoplagem com a ISS exatamente no horário previsto, às 8:19 horas de hoje (1:19 hora de BRASÍLIA). Às 9:59 horas, a escotilha foi aberta. PONTES entrou na estação exibindo a bandeira brasileira para a câmera de bordo. PAVEL VINOGRADOV, o comandante da 13 ª missão veio em seguida. Por último entrou o americano JEFFREY WILLIAMS, engenheiro de vôo. Os três foram recebidos por BILL McARTHUR e VALERY TOKAREV, atuais tripulantes da estação, que depois de seis meses no espaço voltarão à TERRA acompanhados de PONTES, cuja missão vai durar oito dias. Quando os cinco astronautas já se encontravam na estação, apresentaram-se aos centros de controle da missão em KOROLIOV e também em HOUSTON, TEXAS. “Em nome de todos os brasileiros, presididos por LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, eu gostaria de parabenizar não só MARCOS PONTES, mas também toda a tripulação”, saudou em inglês RAIMUNDO MUSSI, gerente da Missão CENTENÁRIO da Agência Espacial Brasileira, no centro de controle russo. Em seguida, em bom português, ele acrescentou: “Bola pra frente, PONTES!”.

2 007   :     -     DOMINGO
Não levanto bem. Sonhos desagradáveis perturbam o início do domingo. Depois, com a leitura dos jornais e revistas, o humor vai melhorando. Por volta das 10 horas, estou trabalhando no computador. A temperatura continua alta no primeiro dia de abril, tal como nos dias finais de março.

O SÃO PAULO é o segundo time garantido nas semifinais do CAMPEONATO PAULISTA, provando a força de seu elenco. Mesmo poupando oito titulares, a equipe sobressaiu diante da força máxima do PALMEIRAS, com triunfo por 3 a 1 no MORUMBI. Garantiu, matematicamente, ao menos a segunda colocação e, de quebra, tirou o alviverde do bloco dos quatro primeiros.
A derrota acendeu o sinal de alerta para o PALMEIRAS. Com 31 pontos, a equipe já não depende mais de suas forças para chegar às semifinais. Além de ganhar do GUARATINGUETÁ e SÃO BENTO, ainda terá de torcer contra BRAGANTINO e SÃO CAETANO.

O SANTOS foi a CAMPINAS. Na casa do inimigo bateu a PONTE PRETA por 4 a 2 e deu mais um passo para se classificar em primeiro lugar para a próxima fase do CAMPEONATO PAULISTA. Com a vitória de hoje, o time da VILA tem quatro pontos a mais que o SÃO PAULO, segundo colocado (44 a 40). OUTROS RESULTADOS: SANTO ANDRÉ 2 x AMÉRICA 1; MARÍLIA 1 x BRAGANTINO 4; NOROESTE 3 x JUVENTUS 1; BARUERI 1 x SÃO CAETANO  3; ITUANO 1 x RIO CLARO 1; RIO BRANCO 2 x SÃO BENTO 3.

A festa estava armada, 60 mil pessoas compareceram no MARACANÃ, mas, apesar das oportunidades, ROMÁRIO não marcou o milésimo gol e ainda amargou a derrota do VASCO para o BOTAFOGO, por 2 a 0, pela quinta rodada da TAÇA RIO, segundo turno do CAMPEONATO CARIOCA. E o desastre só não foi maior para os vascaínos porque o goleiro CÁSSIO, que comemorou 100 jogos pelo clube, foi o grande nome da partida.

DIEGO ARMANDO MARADONA teria ameaçado suicidar-se neste fim de semana. A informação foi divulgada hoje pelo comentarista esportivo argentino HÉCTOR CHEQUE VIALO, no programa FUTBOL, EL DEBATE do canal de TV AMÉRICA 2. “MARADONA, que recebeu a visita dos pais no sábado, começou a chorar e ameaçou suicidar-se. Está discutindo muito com (a ex-mulher) CLÁUDIA VILLAFAÑE, que está farta do comportamento do ex-marido e ameaçou deixar de ajudá-lo nos negócios”, garantiu CHEQUE VIALO. Esta última ameaça teria assustado o ex-astro, já que CLÁUDIA foi a responsável pela reorganização das finanças de MARADONA, que há dois anos estava praticamente falido.
Desde a última quarta-feira quando foi internado por graves problemas hepáticos devido ao excessivo consumo de álcool, DIEGO tornou-se novamente o foco dos colunistas de fofocas e comentaristas esportivos.

O governo deverá assinar no dia 3 de abril medida provisória pela qual 1.500 dos 2.400 militares controladores de vôo passarão para a área civil, trabalhando no novo Controle da Circulação Aérea Geral, vinculado ao Ministério da Defesa, informou o ministro do Planejamento, PAULO BERNARDO. O ato mostra que o governo quer acelerar o processo de transferência, sobretudo para acalmar setores militares, descontentes com a presença na caserna de pelo menos uma centena de sargentos que participaram de motim na sexta-feira, dia 30 de março. Para contornar a crise criada com a decisão de não prender os amotinados, a Aeronáutica estabeleceu prazo de 45 dias para que deixem todas as dependências da FAB. “Não há mais ambiente para eles trabalharem lá”, disse o comandante da Aeronáutica, JUNITI SAITO, logo após o fim da rebelião. A desmilitarização, porém, enfrenta problemas porque a Aeronáutica não aceita transferir equipamentos para o órgão civil e alega que precisa dos radares para seu trabalho de defesa aérea. Além disso, o Clube da Aeronáutica, no RIO, divulgou nota em que condena a desmilitarização e ameaça recorrer à Justiça, contra o presidente LULA. A essência da MP da desmilitarização será fechada amanhã, em reunião no Planalto com o presidente.
  
Uma apresentação de acrobacias aéreas terminou em tragédia hoje, em NOVA ODESSA, a 126 km da Capital. O instrutor de acrobacia aérea o piloto CÉSAR ALBUQUERQUE ALMEIDA, de 35 anos, morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 12:30 horas de hoje e suas causas serão investigadas pela Aeronáutica. O aparelho, o avião de acrobacias SUKHOI caiu na Fazenda do Instituto de Zootecnia de NOVA ODESSA e se incendiou. O piloto, vice-campeão brasileiro de vôos de acrobacia em 2003 e campeão da COPA DECATHLON em 2004, morreu na hora.

A estudante BRUNA, de 22 anos, foi eliminada do “BBB7” com 67% da votação nesta noite e abandona o sonho de chegar à tão sonhada final do programa. A catarinense se despediu com o terceiro lugar, o que lhe garantiu o prêmio de 30 mil reais. Após vencer o seu segundo paredão consecutivo, CAROLLINI disputa a preferência do público na finalíssima do programa na noite de terça-feira, dia 4 de abril, mas, para ganhar a disputa pelo prêmio de um milhão de reais, a estudante irá enfrentar o favoritismo de DIEGO, o ALEMÃO, que já superou cinco adversários ao longo do jogo.

O norte-americano MICHAEL PHELPS terminou o Mundial de Esportes Aquáticos com sete medalhas de ouro em sete provas disputadas. Na última, os 400 metros medley, ele terminou a disputa em 4min6seg22, baixando seu próprio recorde mundial em 2seg04. Ao todo, o nadador estabeleceu quatro recordes na competição.
Com rojões e granadas de fumaça, cerca de 200 estudantes atacaram hoje a embaixada do REINO UNIDO em TEERÃ, capital do IRÃ. Os protestantes exigiam o fechamento da missão diplomática, por causa da suposta invasão de águas territoriais iranianas por 15 marinheiros e fuzileiros navais britânicos há nove dias.
Entoando gritos como “Morte à GRÃ-BRETANHA, aos ESTADOS UNIDOS e a ISRAEL”, dezenas de manifestantes – integrantes da milícia islâmica BASIDJ – exigiram que os marines fossem julgados. Alguns também pediram a execução dos britânicos. Ninguém ficou ferido na manifestação, que ocorreu no mesmo dia em que o ministro britânico da Defesa, DES BROWNE, anunciou que LONDRES mantém um “contato bilateral direto” com o governo iraniano para tentar libertar os marines, que foram presos pelas Guardas Revolucionárias do IRÃ, no dia 23 de março, quando patrulhavam a região do GOLFO.
Anunciada por um consórcio internacional de cientistas a descoberta de uma técnica que possibilita a conversão de sangues dos tipos A, B e AB no tipo O, conhecido como o doador universal. O método consiste em usar enzimas para remover dos glóbulos vermelhos os antígenos que determinam o seu tipo. O sangue do tipo 0 caracteriza-se por não possuir nenhum antígeno, que determinam o seu tipo. A descoberta, que poderá facilitar os procedimentos de transfusão sanguínea, ainda não foi testada em humanos. Em COPENHAGUE, DINAMARCA.

2 008      :      -     TERÇA-FEIRA
Estamos no aguardo da chegada de um técnico da telefônica que irá instalar no meu escritório um sistema que irá substituir a BIG (TV a cabo), cuja mensalidade é um tanto alta. A contenção de despesa, forçada pela política salarial do governo, que exclui os reformados de reajuste nos seus vencimentos, está levando a apertar o cinto.
Enquanto não chega o técnico, vou trabalhando no computador. Pela Internet, ontem, recebi uma mensagem do CORONEL PM Ref NELSON NUNES FERNANDES, com que trabalhei em 1966, na formação da 2ª Companhia Independente de GUARULHOS, Naquela época, eu era segundo tenente e o NUNES aspirante. Depois de muito tempo, muitos anos transcorridos, eis que a magia da Internet faz com que nos encontremos novamente. A partir de agora, passaremos a manter ligação virtual.
O PEDRO PAULO PENNA TRINDADE manda-me um e-mail maravilhoso sobre o RIO DANÚBIO, com um fundo musical da valsa de STRAUSS, alusiva a esse famoso rio. Um outro contato virtual é o CÁSSIO MARTIN, que ontem passou pela Sociedade quando eu já saíra. Diz ele que o filme SP-32 continua a ser trabalhado. Deixou no MMDC um DVD sobre uma cerimônia militar no 2º BPE, em OSASCO.
Com relação às minhas memórias, atualizo o primeiro de abril e estou fechando o mês de março.
Cumprimento dona DINORÁH, “primeira dama da Sociedade Veteranos de 32-MMDC”, que hoje está aniversariando. Saio de casa depois das 11 horas. A telefônica não veio instalar o sistema ainda.
Na Sociedade trabalharei sozinho nesta terça-feira, pois o GINO está ao lado de sua esposa, aniversariante, e o MENDES na maçonaria. VICTÓRIO convida-me para o almoço. Conosco estão hoje os dois MATHEUS (são dois jovens que têm o mesmo nome), DANILO, RONALDO e CRISTIANO. Pouco tempo vou permanecer ao lado desses oficiais, pois tenho trabalho no MMDC.
Atendemos um filho de ex-combatente, que está escrevendo a biografia de seu pai, AMÉRICO CALANDRIELLO. O veterano de 32 nasceu no dia 26 de janeiro de 1909 e faleceu no dia 8 de julho de 1993. Foi engajado no Batalhão “MARCÍLIO FRANCO”. A dúvida dele era com respeito à medalha  “9 DE JULHO”, instituída pela Sociedade em 1982, por ocasião dos festejos do Cinqüentenário da Revolução. Torna-se associado do MMDC e paga nove mensalidades, ou seja, até o final de 2008. Seu irmão trabalha na Federação Paulista de Futebol e ficou nosso amigo por ocasião da ‘COPA FPF “HERÓIS DE 32”, durante as comemorações do Jubileu de Diamante do Movimento Constitucionalista. 

Já em casa, pela Internet, mantenho contato com ALEXANDRE CASTILHO, neto de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA. Fico sabendo que o estudante ÂNGELO, em companhia de colegas, entrevistou dona DIRCE, que já está se despontando para assumir o comando do Exército Constitucionalista no próximo 9 de Julho. ALEXANDRE, por sua vez, trabalha na construção do portal da Revolução Constitucionalista. Essa divulgação do portal e de dona DIRCE é feita por mim, nesta noite, para várias pessoas: GINO, MENDES, JANAÍNA, ROMAGNOLI, Professor JOSÉ CARLOS e TENENTE ALEXANDRE, principalmente notificando os núcleos da LAPA, SÃO MIGUEL PAULISTA e GUARULHOS. Outra ponte estabelecida é entre ALEXANDRE CASTILHO e CÁSSIO MARTIN, este, na produção do filme “SP-32”. Por falar em CÁSSIO MARTIN, assisto nesta noite o documentário que ele me mandou em DVD sobre a solenidade na Escola de Soldados de PIRITUBA, em 20 de junho de 2007, muito boa por sinal.
Pela Internet, também perco um bom tempo com os e-mails recebidos do GRUPO BARRO BRANCO.

Em noite inspirada do colombiano MOLINA, o SANTOS goleou o fraco SAN JOSÉ, por 7 a 0, na VILA BELMIRO, e se isolou na vice-liderança do Grupo 6 da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O resultado conquistado pelo SANTOS foi a maior goleada desta edição da LIBERTADORES. Além disso, MOLINA se tornou um dos artilheiros da competição com cinco gols, ao lado de MARCELO MORENO e RAMIRES, ambos jogadores do CRUZEIRO.

Numa tentativa desesperada para salvar a vida de ex-senadora INGRID BETANCOURT, a COLÔMBIA aceitou suspender suas operações militares para facilitar o envio de uma missão humanitária francesa. Atenderá os cativos das FARC, horas depois de o presidente da FRANÇA, NICOLA SARKOZY, fazer um apelo em pronunciamento pela TV a MANUEL MARULANDA, líder da guerrilha, para que liberte a refém. Segundo SARKOZY, INGRID está à beira da morte e as FARC seriam responsabilizadas pelo que acontecer a ela. A proposta de SARKOZY foi feita durante uma conversa por telefone com o presidente ÁLVARO URIBE, hoje à tarde.

Um soldado da PM foi baleado e um suspeito morto durante um tiroteio, hoje à tarde, em PERDIZES, zona oeste. A troca de tiros ocorreu após uma dupla roubar 1.950 reais de um empresário de 47 anos.
Segundo a PM, o empresário sacou o dinheiro de uma agência do UNIBANCO na Avenida PROFESSOR ALFONSO BOVERO, por volta das 14:30 horas. Ele foi abordado pela dupla, que chegou numa moto, quando estava na rua. O garupa desceu da moto e fez o empresário entregar o dinheiro, a chave de seu carro – um ECOSPORT preto – e o celular.
Dois PMs à paisana e também de moto perceberam o assalto e decidiram seguir a dupla. De acordo com testemunhas, o PM ALEXANDRE NUNES SANCHES, de 34 anos, foi baleado quando abordou os criminosos na Rua CAJAÍBA. O CAPITÃO PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA disse que o garupa atirou quando viu que estava sendo perseguido. O PM nem teve tempo de reagir. Após atirar no PM o garupa, identificado como DIOGO FÁGNER PIRES DA SILVA, 20 anos, fugiu a pé. Ele se escondeu numa casa na Rua PARIS, onde fez duas enfermeiras reféns. PMs da ROCAM foram acionados e cercaram a casa. SILVA atirou contra os policiais e foi baleado. As duas reféns não foram feridas. O bandido foi levado para o PS do Hospital Municipal da LAPA, mas morreu ao dar entrada. O PM ALEXANDRE levou três tiros e passou por cirurgia no Hospital das Clínicas. O estado de saúde dele é grave.

Um trecho em obras da pista elevada do EXPRESSO CIDADE TIRADENTES (antigo FURA-FILA) desabou hoje sobre o Viaduto GRANDE SÃO PAULO, na VILA PRUDENTE. O acidente ocorreu por volta da meia-noite, na altura da Avenida dos Estados com a Avenida PROFESSOR LUIZ IGNÁCIO DE ANHAIA MELO no sentido bairro. O viaduto ficou interditado até às 19:04 horas nos dois sentidos. Apoiado em uma pilastra, o trecho que desabou tem 64 metros de extensão. Não havia carros no momento do incidente e nenhum operário da obra ficou ferido.

O governador JOSÉ SERRA sofreu uma queda de pressão arterial e chegou a ter um ligeiro desmaio durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes. O secretário de Comunicação do governador, BRUNO CAETANO, disse que SERRA não dormiu bem à noite, por causa de uma gastrite que provocou dores no estômago e teria causado o mal-estar. O governador participava do evento de instalação do Comitê Estadual de Refugiados em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
O mal-estar de SERRA aconteceu às 12:23 horas. Ele chegou a fazer um pronunciamento na solenidade, e voltou a se sentar ao lado do cardeal dom ODILO SCHERER, arcebispo de SÃO PAULO. Ao se levantar da cadeira, sentiu-se mal e desabou, batendo com as costas e a cabeça numa divisória do salão, onde ocorria a solenidade. SERRA não se machucou.
No chão, foi levantado pelos secretários ALOÍSIO NUNES FERREIRA (CASA CIVIL) e LUIZ ANTÔNIO MARREY (JUSTIÇA). Com a ajuda dos secretários, ele foi carregado por dois seguranças e levado para seu gabinete,numa sala ao lado. Depois do desmaio, SERRA foi para o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, onde se submeteu a uma bateria de exames de rotina.

A grande procura de pacientes com suspeita de dengue provocou o esgotamento dos leitos na rede pública do RIO e a antecipação do horário de fechamento da maior estrutura de apoio montada pelas FORÇAS ARMADAS já no segundo dia de atendimento. O Estado anunciou o aluguel de cem leitos na Santa Casa de Misericórdia, no Centro do RIO, e o governador SÉRGIO CABRAL FILHO pediu à prefeitura que “pelo menos a metade” dos postos de saúde do município fiquem abertos 24 horas para amenizar a “carência dos leitos”. 

Condenado pela Justiça Federal o traficante colombiano JUAN CARLOS ABADÍA a trinta anos de prisão e a uma multa de 4,3 milhões de reais. Ele é culpado pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. Um dos maiores traficantes de cocaína do mundo, ABADÍA passou três anos foragido no BRASIL até ser preso pela Polícia Federal, em agosto de 2007. Ele está também sendo processado nos ESTADOS UNIDOS e sua extradição já foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal. Cabe ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decidir se ABADÍA cumprirá pena no BRASIL ou se será deportado para os EUA.

A história de GUSTAVO KUERTEN com o tênis americano terminou com sua derrota nas duplas, hoje, em MIAMI. Ao lado do parceiro e amigo NICOLAS LAPENTTI, caiu diante de SIMON ASPELIN, da SUÉCIA, e JULIEN NOWLE, da ÁUSTRIA. Apesar do resultado, para GUGA, o MASTERS SERIES DE MIAMI foi lucrativo. Ganhou um wild card (convite), homenagem especial da Associação dos Tenistas Profissionais, e um jogo – pela primeira rodada de duplas – o que não ocorria há mais de um ano.
GUGA volta agora ao BRASIL para o ABERTO DE SANTA CATARINA, neste mês, em FLORIANÓPOLIS. Ainda joga o MASTERS DE MONTECARLO e quer disputar o TORNEIO DE HAMBURGO, antes da despedida oficial, em ROLAND GARROS.
No feminino, em MIAMI, a surpresa foi a derrota de JUSTINE HENIN, número 1 do mundo, para SERENA WILLIAMS.    

2 009      :      -       QUARTA-FEIRA
Um tiro no peito, desferido pelo próprio pai, calou a grande voz de MARVIN GAYE numa data tragicamente irônica, 1º de abril de 1984, um dia antes de ele completar 45 anos. Hoje se completam sete décadas de seu nascimento – um bom motivo para se falar de sua importância e voltar a ouvi-lo. Nenhuma edição especial de sua obra foi planejada para celebrar a data. Não é preciso. Pelo menos em seu país de origem, ESTADOS UNIDOS, seu legado está bem conservado. Três de seus principais álbuns, WHAT´S GOING ON (1971), LET´S GET IT ON (1973) e I WANT YOU (1976) ganharam edições de luxo em 2003, com faixas extras.
No BRASIL, além desses álbuns importados, suas canções estão disponíveis apenas em coletâneas em CD. Uma delas é o álbum triplo MOTOWN 50 (UNIVERSAL), que celebra o cinqüentenário da lendária gravadora de DETROIT, que fez MARVIN, MICHAEL JAKSON, STEVIE WONDER, DIANA ROSS, SMOKEY ROBINSON, THE TEMPTATIONS e vários outros ícones da soul music ganharem o planeta. 

Foi combinado com o PM PEDRO MEDEIROS, do 2º BPMM, estudante de História, na UNICASTELO, vir buscar o GINO STRUFFALDI e eu na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, às 7:30 horas. Para cumprir esse compromisso saio de casa por volta das 6 horas e chego cedo no MMDC. Logo o PM MEDEIROS entra em contato comigo. Ele está estacionado na RUA AGASSIS e aguarda um comunicado meu assim que chegue o presidente.
Vamos para o CAMPUS 1 da UNICASTELO, na Rua CAROLINA FONSECA, 584, em ITAQUERA. Ali, somos apresentados aos colegas do MEDEIROS, alunos da professora CÉLIA CARDOSO. Num ambiente descontraído, o presidente fala sobre sua participação na Revolução Constitucionalista. Cabe à minha pessoa também dar algumas explicações sobre essa guerra civil. Numa segunda parte, há as perguntas dos alunos e os nossos esclarecimentos. Parece que agradamos. Todos fazem questão de tirar fotos conosco. Depois, a professora CÉLIA CARDOSO faz questão de nos levar até a sala dos professores, onde somos apresentados a vários deles. A manhã toda foi dedicada a esse compromisso. Somente depois das 13 horas é que o PM MEDEIROS transporta-nos em seu carro, de volta, até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES está nos esperando. O GINO precisa assinar os diplomas das MEDALHAS que serão entregues na sexta-feira, dia 3, em solenidade na APMBB.
O MENDES vai levar o GINO até sua residência. As dependências da Sociedade são novamente pintadas, por determinação da arquiteta que acionou a firma contratada. Ela também não gostou da colocação do piso, pois no contrato constava piso de primeira e foram usados pisos de cores levemente diferentes. A quebra do piso colocado irá causar dissabores: nova onda de poeira e o comprometimento com dois eventos que não poderemos desmarcar: o “DIA DOS ANIVERSARIANTES” em 22 de abril, e a Assembléia Geral Eleitoral em 30 de abril.
Mantenho contato com OLIVEIRA, no MMDS. Depois converso com: COLOMBO, CRISTIANO e DANILO. Mas os compromissos na Sociedade tomam-me todo o tempo. Cansado, deixo o MMDC depois das 16 horas.   

Pela Internet, lendo o Diário Oficial, vejo a transferência para a reserva do CAPITÃO PM ACÁCIO TARCÍSIO GUBEROVICH. Nasceu em 12 de outubro de 1963. Entrou para a PMESP em 28 de janeiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1982. Promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1989. Sua promoção a 1º TENENTE é de 15 de dezembro de 1991. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO.

A seleção brasileira voltou a mostrar um futebol convincente. Hoje, no estádio BEIRA-RIO, em PORTO ALEGRE, os comandados do técnico DUNGA derrotaram o PERU por 3 a 0. O atacante LUÍS FABIANO, duas vezes, e o volante FELIPE MELO marcaram os gols. Foi a primeira vitória caseira da seleção em jogos das Eliminatórias, desde novembro de 2007, quando o time verde-amarelo derrotou o URUGUAI por 2 a 1, no MORUMBI. Depois, vieram três empates por 0 a 0, contra ARGENTINA, BOLÍVIA e COLÔMBIA. A vitória de hoje também serviu para apagar a péssima impressão deixada no empate por 1 a 1 com o EQUADOR, no último domingo, em QUITO. Com o bom resultado, a seleção brasileira pulou do quarto para o segundo lugar da classificação, com 21 pontos. O líder ainda é o PARAGUAI, com 24 pontos.
BRASIL: JÚLIO CESAR; DANIEL ALVES, LÚCIO, LUISÃO (MIRANDA) e KLÉBER; GILBERTO SILVA, FELIPE MELO, ELANO (RONALDINHO GAÚCHO) e KAKÁ; ROBINHO (ALEXANDRE PATO) e LUÍS FABIANO.

Acostumado às glórias como jogador, quando era chamado de Deus pelos torcedores, DIEGO MARADONA sofreu hoje o seu mais duro golpe no comando da seleção da ARGENTINA. Além de perder a primeira partida como técnico, sofreu uma goleada histórica de 6 a 1 para a BOLÍVIA, pelas Eliminatórias Sul-americanas para a COPA DO MUNDO de 2010. A imprensa Argentina considerou o resultado pior até que os 5 a 0 para a COLÔMBIA, em BUENOS AIRES, nas Eliminatórias de 1993.
“Cada gol da BOLÍVIA era como um punhal no coração”, disse dramaticamente MARADONA, bem ao estilo argentino, tentando explicar o motivo do vexame. “O que mais me doeu foi que não conseguimos segurar o ataque boliviano”. 

O Ministério Público Estadual denunciou criminalmente a TENENTE-CORONEL Fem PM ELIZABETE SOLIMAN, o MAJOR PM Res ALTAIR DO CARMO SILVA, um sargento, um cabo e um soldado sob as acusações de corrupção passiva e prevaricação. Os oficiais teriam comandado um esquema de arrecadação de dinheiro da máfia dos caça-níqueis e de peruas clandestinas no 31º Batalhão de Policia Metropolitana, responsável pelo patrulhamento de parte da região de GUARULHOS. A denúncia foi apresentada pelo promotor JOSÉ ROBERTO JULIÃO à 3ª Auditoria Militar. Ele requisitou que cópias da investigação fossem enviadas à Justiça comum para apreciação do suposto crime de quadrilha, uma vez que o Código Penal Militar não prevê esse tipo crime.
O promotor também pediu a continuidade da investigação sobre possíveis crimes de peculato (alguns policiais são suspeitos de desviar mercadorias apreendidas). Uma das principais provas do caso é a delação premiada feita pelo TENENTE PM ANTÔNIO DOMINGOS DE SOUZA NETO.
Dos cinco acusados, quatro estão presos. A TENENTE-CORONEL Fem PM SOLIMAN recebeu o direito de aguardar o processo em liberdade. A promotoria recorreu dessa decisão e pediu a reconsideração, além de ter apresentado um recurso ao Tribunal de Justiça Militar. Também pediu, por meio de mandado de segurança, que fosse dado ao recurso efeito imediato, mas a liminar pedida foi negada. Quem deve analisar a denúncia é o juiz MARCOS FERNANDO THEODORO PINHEIRO. Os policiais alegam inocência.

A professora de geografia SANDRA HELENA PINTO, de 49 anos, foi agredida por um aluno de 16 anos na Escola Estadual MÉXICO, na VILA JOANIZA, zona sul, e fraturou uma vértebra. Ela ficará 90 dias afastada da sala de aula e usa um colete ortopédico. O aluno do primeiro ano do ensino fundamental estava, segundo a professora, com os pés em cima da carteira. ‘Pedi para o menino tirar os pés de lá. Ele obedeceu, mas em seguida os colocou novamente’, contou ela.

Há dois dias, um ato de dedicação e a bravura da monitora de perua escolar MARIA HELENA DOS SANTOS, de 57 anos, evitou que uma tragédia tivesse proporções ainda maiores. Ao notar que um caminhão desgovernado se aproximava da Escola Municipal MARIALICE MENQUARINI FORACCHI, no GRAJAÚ, zona sul da capital, a monitora conseguiu empurrar pelo menos três crianças e se colocou na frente do veículo na tentativa de evitar que elas fossem atingidas no acidente. Na colisão, o menino RICARDO CLEMENTE DE SOUSA, de seis anos, acabou morrendo e outras 11 crianças se feriram levemente. MARIA HELENA ficou ferida e permanece internada em estado grave, na UTI do Hospital das Clínicas. Hoje, uma filha de MARIA HELENA revelou que a mãe estava para se aposentar. A professora reagiu bem às duas cirurgias que foi submetida.

Um acidente envolvendo cinco caminhões na pista expressa da MARGINAL TIETÊ, no sentido da Rodovia CASTELLO BRANCO, próximo ao Sambódromo do ANHEMBI, na zona norte, no final da manhã, deixou dois feridos e parou a via. As quatro faixas da pista expressa ficaram interditadas por uma hora e meia para socorrer as vítimas, provocando um congestionamento que chegou a nove quilômetros. O choque entre os caminhões aconteceu às 12:36 horas.

A Prefeitura de SÃO PAULO e o Ministério Público Estadual obtiveram, na segunda-feira, uma liminar do juiz MICHAEL BIRT, em ação na corte da ILHA DE JERSEY, no CANAL DA MANCHA, para bloquear 22 milhões do dólares supostamente desviados do município durante a gestão de PAULO MALUF (1993-1996). Em outra ação, foi pedido o repatriamento do dinheiro para o BRASIL. Uma terceira ação será proposta no BRASIL para obrigar a EUCATEX – empresa da família MALUF – a devolver 93 milhões aos cofres públicos.

BUENOS AIRES parou hoje para prestar uma última homenagem ao ex-presidente RAÚL ALFONSÍN, morto no dia 31 de março após uma longa batalha contra o câncer. Ao longo do dia, milhares de pessoas passaram peloCongresso Nacional, onde ocorreu o velório. A multidão formou filas que se estenderam por dez quadras para dar o último adeus ao primeiro presidente eleito após a ditadura militar (1976-1983).

Cinco homens-bomba fortemente armados atacaram hoje pela manhã um escritório do governo provincial de KANDAHAR, no AFEGANISTÃO, matando pelo menos 13 pessoas e ferindo 14. No momento da ação, a ONG americana NATIONAL DEMOCRATIC INSTITUTE, ministrava um seminário a autoridades afegãs. O ataque foi reivindicado por um porta-voz do TALEBAN ao NEW YORK TIMES. O governo de CABUL, porém, não confirmou a informação. 

2 010      :      -     QUINTA-FEIRA
Atrasado na digitalização de minhas memórias vou levantar cedo a fim de trabalhar no computador. Isso dá resultado até o momento em que sofro um problema de vista, com dificuldade para ler. Sou obrigado a parar com esse serviço.
Melhora um pouco o trânsito na MARGINAL TIETÊ. Chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. 
Vou atender o CAPITÃO PM MARCELO JERÔNIMO DE MELO, o seu irmão 1º TENENTE PM JERÔNIMO e o 1º SARGENTO PM ALEXANDRE APARECIDO SUMELE, que pertencem ao 3º BPMI – RIBEIRÃO PRETO. Os irmãos JERÔNIMO são netos de ex-combatente e possuem inúmeras peças da revolução de 1932, já expostas em exposições realizadas naquela cidade. Eles estão interessados em montar um núcleo da Sociedade naquela cidade. O SUMELE já esteve conosco várias vezes e é autor de um trabalho excepcional de levantamento dos participantes da Revolução Constitucionalista naquela região. Em 2008, com a participação dos ex-combatentes MOACIR LEOVIGILDO, JOSÉ MANGO e OFÉLIO ROSSOMANO, realizou uma exposição cultural na sede do CPI-3. O principal objetivo deles nesta visita é a condecoração do estandarte da Unidade com a Medalha Constitucionalista em 9 de julho de 2010.
Outra pessoa que atendemos hoje é o HERMANO. Ele está interessado na transferência de uma policial militar feminina da área leste para a área centro. Isso atrasa muito o meu almoço com VICTÓRIO, CRISTIANO, COLOMBO e outros oficiais, como é rotina.
O movimento na estação SÉ, do Metrô é acima do normal. Com o feriado de Corpus Christi, amanhã, muita gente está viajando. O retorno para GUARULHOS é uma lástima.
Cumprimento, assim que chego em casa, dona DINORAH, que hoje está aniversariando. Faço uma ligação telefônica para ela.

Vindo do GRUPO BARRO BRANCO, recebo a seguinte mensagem:
Palavras do Gen Ex HELENO, por ocasião da passagem de função, do Gen VILELA para o Gen FACIOLI, no dia 30 de março, no QGEx, em Brasília.
“ANTES DE CUMPRIR O SCRIPT GOSTARIA DE APROVEITAR O MOMENTO E A DATA PARA REVERENCIAR OS COMPANHEIROS QUE AJUDARAM A DERROTAR A LUTA ARMADA E IMPEDIRAM QUE O BRASIL SEGUISSE O EXEMPLO DE CUBA, DA CORÉIA DO NORTE, DE ANGOLA, DA ALBÂNIA E DA UNIÃO SOVIÉTICA.
HOJE, FORA DO CONTEXTO, É FÁCIL FALAR SOBRE ABUSOS NA LUTA CONTRA A SUBVERSÃO.
COMO DEVERIAM TER AGIDO AS FORÇAS LEGAIS?
NA COLÔMBIA, “COINCIDENTEMENTE”, A GUERRA SUBVERSIVA SE INICIOU À MESMA ÉPOCA DA QUE AQUI ECLODIU.
QUANDO SURGIRAM OS PRIMEIROS FOCOS DE GUERILHA, O ESTADO COLOMBIANO VACILOU EM TOMAR DECISÕES DURAS.
O RESULTADO SÃO MAIS DE 40 ANOS DE GUERRA CIVIL, QUASE 50.000 MORTOS, QUASE 200 VEZES MAIS DO QUE AQUI.
SAIBAM, OS QUE NOS CONDENAM, MUITOS DELES EX-TERRORISTAS E EX-GUERRILHEIROS, HOJE OCUPANDO ALTOS POSTOS DA REPÚBLICA, E QUE JAMAIS DEFENDERAM IDEAIS DEMOCRÁTICOS, QUE NOSSA PAZ TEVE UM PREÇO. ELA É UM LEGADO DAQUELES QUE CUMPRIRAM SUA MISSÃO E NÃO FUGIRAM AO DEVER, NEM À LUTA. “

PAULO CÉSAR está todo contente com o jogo CORINTHIANS x CERRO PORTEÑO, pela TAÇA LIBERTADORES, no PACAEMBU. Assiste na televisão essa partida. RONALDO e CHICÃO fizeram os gols que garantiram a vitória do TIMÃO por 2 a 1. Mas nos últimos minutos de jogo as atenções estavam quase todas voltadas para as traves do gol corintiano. Como RAFAEL SANTOS, que tinha falhado em dois dos três gols do SÃO PAULO quatro dias antes, reagiria à pressão dos paraguaios, que haviam acabado de marcar. O medo era pertinente porque no primeiro tempo CRISTALDO, com sua chuteira vermelha, havia dado um chute despretencioso, quando o jogo estava 0 a 0 e RAFAEL SANTOS não segurou.
E a apreensão foi enorme quando, no último lance, o mesmo CRISTALDO recebeu a bola na entrada da área. O chute saiu forte e muitos corintianos, com o coração na boca, devem ter imaginado o pior. O lance foi rápido, mas para quem estava no estádio durou muito: a chuteira vermelha tocando a bola e ela viajando em direção ao gol, com destino certo, o canto direito.
Foi quando surgiu a mão de RAFAEL. Ele espalmou para o lado. Um rival ainda tentou recuperar a bola, mas foi em vão: ele estava impedido. Se quase virou vilão no domingo, e só foi salvo pelo gol contra de ALEX SILVA, hoje o arqueiro de 20 anos virou herói. RONALDO foi aplaudido quando saiu do jogo, afinal abriu o placar com o bico da chuteira. CHICÃO foi ovacionado graças ao gol de falta. Mas o jogador mais abraçado quando o árbitro encerrou o jogo foi RAFAEL.   

A norte-americana VENUS WILLIAMS bateu hoje a francesa MARION BARTOLI e chegou à final do PREMIER DE MIAMI. Ela decidirá o título contra uma belga, JUSTINE HENIN ou KIM CLIJSTERS -´que se enfrentarão nesta noite. No MASTERS 1000 DE MIAMI, versão masculina do torneio, o checo TOMAS BERDYCH foi à semifinal ao vencer o espanhol FERNANDO VERDASCO. Ele vai encarar o sueco ROBIN SODERLING, que eliminou o russo MIKHAIL YOUZHNY.
No primeiro dia de abertura do trecho Sul do RODOANEL, o motorista que foi para o litoral pela nova pista, no horário de pico à noite, vindo do interior, levou vantagem sobre quem foi por dentro da capital. O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO fez os dois percursos partindo do trecho Oeste do RODOANEL, tendo como base a rodovia dos BANDEIRANTES. Uma equipe levou 1h08 para percorrer 93 km pelo trecho OESTE/SUL até a ANCHIETA. Outra equipe de reportagem gastou 1h10 percorrendo 37 km pelas marginais TIETÊ e PINHEIROS, AVENIDA DOS BANDEIRANTES, complexo MARIA MALUF e RODOVIA ANCHIETA.
Pela opção do RODOANEL, além de menor tempo, o motorista gastou menos combustível por trafegar em estrada sem pontos de parada. Mas também houve transtorno: uma lentidão de aproximadamente oito quilômetros na aproximação para a rodovia RÉGIS BITTENCOURT, devido ao excesso de caminhões que se dirigiam para o SUL do país.
Em um dos últimos atos como governador de SÃO PAULO, JOSE SERRA assinou hoje o novo Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal para o triênio 2010-2012, o que amplia em 3,3 bilhões de reais a capacidade do Estado de tomar empréstimos para investimentos em transportes. A partir do programa, SERRA pediu autorização da Assembléia Legislativa para contrair empréstimos com instituições financeiras como o BNDES, a Caixa Econômica Federal ou o BID para financiar obras do metrô e do trecho Norte do RODOANEL. A contrapartida do Estado será de 4,8 bilhões de reais.

O engenheiro ALBERTO GOLDMAN deve mudar a rotina do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES a partir da próxima semana quando assume o governo do Estado. Conhecido por sua pontualidade nos compromissos, de preferência pela manhã, GOLDMAN admitiu que sua equipe deverá se adaptar aos novos horários, contrários dos de JOSÉ SERRA, que prefere trabalhar à noite. Sobre a equipe e os projetos, o futuro governador ressalta que não está assumindo um novo governo, portanto não há motivo para mudanças. 

O presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, anunciou, no início da noite, que vai ficar no cargo, atendendo pedido do presidente LULA, desistindo, portanto, de disputar as eleições de outubro. “Nunca tive ambições políticas. Anuncio a minha decisão de ficar no BANCO CENTRAL, visando garantir a continuidade e a estabilidade da economia.”

O presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, de 79 anos, teve alta hoje pela manhã, do Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde se recuperava de uma cirurgia, realizada na noite de terça-feira, para retirada de um cisto benigno no lábio superior. Ele ficará em SÃO PAULO aguardando a retirada dos pontos e deve retornar a BRASÍLIA após o feriado da PÁSCOA. 

A mãe do cantor ROBERTO CARLOS, LAURA MOREIRA BRAGA, de 94 anos, continua internada em estado grave, no Hospital COPA D´OR, na zona sul do RIO. Ela foi hospitalizada por causa de uma infecção pulmonar. De acordocom boletim médico divulgado hoje, LAURA está na UTI desde ontem de madrugada e continua respirando com a ajuda de aparelhos e recebendo antibióticos. 

Três assaltantes invadiram a empresa de transporte de valores PROTEGE, na Rua ADRIANA JOSÉ MARCHINI, na ÁGUA BRANCA, zona oeste da capital, ontem à noite. Armados com fuzis, os criminosos renderam quatro vigilantes e roubaram um carro-forte carregado com pelo menos três milhões de reais. O trio abandonou o carro vazio a três quarteirões da transportadora. Esse foi o segundo roubo milionário ocorrido na mesma emprea. Em 2007, um bando roubou cerca de quinze milhões após explodir a parede de uma marmoraria vizinha para entrar no cofre.
As circunstâncias da invasão da transportadora ainda são investigadas pela polícia. O trio rendeu os vigilantes no pátio da empresa e os obrigaram a entrar no carro-forte. As vítimas foram dominadas com facilidade porque estavam desarmadas. O carro-forte foi levado até a Rua LUIZ GATTI. Lá, os malotes de dinheiro foram transferidos para outros veículos, que eram dirigidos por comparsas dos assaltantes. Os vigilantes foram libertados com o carro-forte vazio. Eles não foram agredidos. 

O arcebispo de SALVADOR e Primaz do BRASIL, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, deu um susto nos fiéis católicos hoje pela manhã. Quando celebrava a tradicional Missa dos Santos Óleos, por volta das 10 horas, na Catedral Basílica, no Centro Histórico de SALVADOR, ele teve uma súbita queda de pressão. O mal-estar aconteceu durante a homilia.
Dom GERALDO foi amparado por auxiliares e precisou deixar o altar para receber atendimento médico. Ele ficou cerca de 30 minutos na sacristia, enquanto o bispo auxiliar, dom GREGÓRIO PAIXÃO, assumia a pregação. Quando se sentiu melhor, o cardeal voltou ao altar, de onde acompanhou o restante da celebração.

O presidente da RÚSSIA, DMITRI MEDVEDEV fez hoje uma visita surpresa ao DAGUESTÃO, onde pediu para que a polícia aplique medidas “mais cruéis” e rígidas para combater os responsáveis pela onda de ataques terroristas que deixou mais de 50 mortos esta semana no país. Horas antes da chegada de MEDVEDEV, uma explosão matou dois supostos terroristas e feriu outro. A polícia afirmou que uma bomba de fabricação caseira explodiu no automóvel em que os três suspeitos estavam, no distrito de KHASAYURT, perto da fronteira com a CHECHÊNIA. O incidente aumentou os temores de que os rebeldes estejam prepararando novos atentados.
MEDVEDEV participou de um encontro de emergência com líderes das repúblicas autônomas da região, incluindo DAGUESTÃO, CHECHÊNIA e INGUSHÉTIA, que enfrentam movimentos separatistas.



O PAPA BENTO XVI deu início hoje aos ritos litúrgicos da SEMANA SANTA, que ocorre em um momento em que a Igreja Católica está cercada de denúncias envolvendo sacerdotes pedófilos na EUROPA e nos ESTADOS UNIDOS. O PAPA não fez menção aos escândalos em seus discursos.
O pontífice realizou pela manhã a tradicional missa crismal, na Basílica de SÃO PEDRO. À tarde, celebrou a última ceia de CRISTO, na Basílica de SÃO JOÃO DE LATRÃO. Como é tradição, o pontífice lavou, em sinal de humildade, os pés de 12 sacerdotes – o mesmo número de discípulos que acompanharam CRISTO em seus últimos momentos.
Durante as cerimônias, vários clérigos e cardeais manifestaram solidariedade ao pontífice em razão das críticas recebidas por sua condução dos escândalos de pedofilia na Igreja. O presidente da Conferência Episcopal dos ESTADOS UNIDOS, o cardeal FRANCIS GEORGE, arcebispo de CHICAGO, elogiou mas medidas adotadas pelo PAPA para lidar com o problema.

2011        :        -        SEXTA-FEIRA
Os pedreiros trabalham hoje pela manhã na colocação final da calha no telhado novo. Isso já deveria ter acontecido, mas trouxeram a calha com medidas erradas e precisou ser refeita. Ontem foi paga uma parcela de dois mil reais ao empreiteiro e agora só fica restando R$550,00 para encerrar a sua parte. Mas os gastos continuam agora com compra de fios para a nova instalação elétrica e tinta para a pintura final. A brincadeira ficou cara e as dificuldades para pagamento de tudo isso serão imensas.
Trabalho no computador. Encerro o registro do mês de março e já estou atualizando o 1º de abril, para colocação em meu blog mais tarde. Recebo algumas mensagens importantes:
O DIARIO OFICIAL DE 1º DE ABRIL DE 2011 publica a transferência para a reserva do MAJOR PM CARLOS ALBERTO PINHEIRO:
Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-14, o Maj PM 810327-5 Carlos Alberto Duarte Pinheiro – 40º BPM/M – São Bernardo do Campo/SP, (TLTS e FRCTS DP- 613/11 – Pr. 8.639/11).
O MAJOR PM CARLOS ALBERTO PINHEIRO nasceu em 16 de abril de 1962. Entrou para a PMESP em 2 de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE e a 1º TENENTE, respectivamente, 25 de agosto de 1986 e 24 de maio de 1989.


ESTIMADO WALDEMAR
Cabe uma explicação para as transferências publicadas no Diário Oficial de 2 de abril de 1997. Foram motivadas pelo sensacionalismo do rumoroso caso da FAVELA NAVAL, em DIADEMA, onde dez maus PMs espancaram civis no mês de março daquele ano. 
Em 1 de abril de 2011 10:20, Mario Ventura <celmario@gmail.com> escreveu:
CARO WALDEMAR
Complementando a mensagem de ontem lhe encaminho um dos itens de minhas memórias na revisão que acabei de fazer para colocar no blog referente a 1º de abril de 1997.
EXTRAÍDO DE MINHAS MEMÓRIAS
DIA 1º DE ABRIL DE 1997
........................................................................................................................................................................................................................................................................
Na AORPM há muitas conversas em torno do caso da FAVELA NAVAL – DIADEMA. Ficamos sabendo que os dez policiais militares presos serão removidos agora à tarde para o Presídio Militar “ROMÃO GOMES”. O governador MÁRIO COVAS determina a transferência do Comandante do CPA/M-6, CORONEL PM LUÍZ ANTÔNIO RODRIGUES e do Comandante da Corregedoria de Polícia Militar, CORONEL PM PAULO MIRANDA DE CASTRO para o ESTADO-MAIOR ESPECIAL. A mesma medida é tomada com relação ao TENENTE-CORONEL PM PEDRO PEREIRA MATHEUS, comandante do 24º BPMM – DIADEMA e ao MAJOR PM PEDRO ACÁCIO GAGLIARDO, sub-cmt do 24º BPMM. O MAJOR PM PAULO DE TARSO DIÓGENES, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco é transferido para o 24º Batalhão de Polícia Militar. Essas movimentações serão publicadas no Diário Oficial de 2 de abril. Perde o governador excelente oportunidade de trocar o Secretário da Segurança Pública JOSÉ AFONSO DA SILVA.
........................................................................................................................................................................................................................................................................
Em 1 de abril de 2011 00:34, Mario Ventura <celmario@gmail.com> escreveu:
CARO WALDEMAR
O que escrevi aparece no meio de várias opiniões. Mas quero dizer que esse caso de MOGI DAS CRUZES quando se troca simplesmente o comando, é um "filme já visto inúmeras vezes". Nos meus mais de cinquenta anos de PM estou cansado de ver essas situações acontecerem. São inúmeros oficiais que são castigados pelas bobagens que outros fizeram. Minha idéia é que os oficiais deveriam ser valorizados ao extremo para que a própria corporação se valorize. O castigo que merecem os maus deve ser aplicado pelo comandante dele e não simplesmente castigar o comandante por erros que ele nem imagina que possa acontecer. Lembro-me da conversa que tivemos em INDAIATUBA quando um comandante mandou prender um sargento porque havia atirado contra um malandro em defesa putativa. O comandante direto desse sargento tomou uma medida acertada e o superior, melindrado, transferiu-o para outra Unidade. Por apoiar esse oficial, que você bem o conhece, também fui transferido para SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. A PM tem centenas desses casos. Não sei porque isso acontece, mas, de longe, vejo algo errado que precisa ser corrigido para que a nossa oficialidade seja valorizada.

Nesta tarde, na Sociedade, procuro entrar em contato com PATRÍCIA SANCHEZ, do Diário Oficial. Ela confirma o recebimento do Ofício endereçado ao responsável pelo jornal. Fica de nos avisar assim que tiver uma resposta concreta sobre gratuidade ou não na publicação do Edital. Por telefone converso com o CORONEL PM MENDES e solicito a ele que assuma a presidência da Assembléia Geral Eleitoral no dia 29 de abril. Parece que tudo vai rumando bem nesse sentido. Quanto à Páscoa do MMDC, idealizada pela CAMILA, não poderemos contar com o coral e nem com a banda do Corpo Musical, já empenhados naquela data. Recebo a visita do CARBAIA nesta tarde. Por volta das 16 horas estou deixando a Sociedade em companhia dessa pessoa.  

Faleceu o músico MÁRIO FERES, aos 43 anos. Embora tenha enveredado pelo mundo da música com apenas 12 anos, MÁRIO FERES demorou a se dar conta que a carreira artística era de fato seu caminhado. Inspirado no pai e nos irmãos que se apresentavam numa banda em bailes de MARÍLIA, sua cidade natal, MÁRIO tocava percussão nas festas muito mais como uma brincadeira de criança. Tanto que se formou em odontologia e só passou a se dedicar integralmente à música em 1993, quando já vivia em RIBEIRÃO PRETO. Pianista e arranjador, tocou com nomes como PAULO JOBIM e JAQUES MORELENBAUM além de acompanhar a mulher, a cantora VÂNIA LUAS. Nasceu em 1967. 
Oito funcionários foram mortos no Afeganistão, segundo registro oficial divulgado pela Organização das Nações Unidas. Nesta sexta-feira, o escritório da ONU foi invadido pelo afegãs na cidade de Mazar-i-Sharif. No total, cerca de 20 pessoas morreram. Um norueguês, um sueco e quatro nepaleses foram mortos.O ataque aconteceu após manifestações contra o pastor americano Teddy, que queimou cópias do Alcoorão. "Três funcionários da Missão de Assistência das Nações Unidas para o Afeganistão morreram no ataque e quatro guardas internacionais morrerram", informou Dan McNorton, porta-voz da ONU no Afeganistão. A polícia local prendeu o principal suspeito do ataque no escritório das Nações Unidas e outros 20 supostas manifestantes. De acordo com autoridades, pelo menos duas mil pessoas protestavam pacificamente até o momento em que manifestantes pegaram as armas dos guardas da ONU.
O vice-governador da província afegã Kandahar, Abdul Latif Ashna, foi vítima de um atentado e morreu neste sábado. Um homem-bomba, que estava em uma motocicleta, provocou o ataque suicida quando Ashna saía de casa para trabalhar, segundo o porta-voz do governo, Zalmay Ayoubi. Na ação, outras cinco pessoas ficaram feridas. O veículo onde Ashna estava ficou totalmente destruído. O embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Karl Eikenberry, lamentou a morte do vice-governador e disse que a perda representa "um grande retrocesso".

República Popular do Brasil
Dia 31 de março de 2011 ganhou um novo significado na história do Brasil. Ao invés de se comemorar os 47 anos da Contrarevolução de Março de 1964, festeja-se a mudança de regime no país. O grande sinal dessa mudança aconteceu numa sequência de episódios que varreram os noticiários da imprensa, no decorrer desta semana. A imprensa é pródiga em denegrir a imagem das Forças Armadas brasileiras e minimiza os seus feitos históricos. Como tinha chamado a atenção, o painel realizado pelo Clube Militar no dia 26 do corrente mês, passou em brancas nuvens pela grande imprensa, merecendo apenas uma nota divulgada pela Folha Online. Mas foi o deputado federal, capitão da reserva, Jair Bolsonaro, cair em contradição em um programa de televisão (programa CQC da TV Bandeirantes), respondendo a uma pergunta da cantora Preta Gil, e seu mundo caiu, levando no tsunami toda a reputação das FFAA. Na terça-feira, dia 29/03, o oficial da reserva Sebastião Curió Rodrigues Moura, mais conhecido como major Curió, foi preso sob a acusação de posse ilegal de arma de fogo. A Gestapo Petista, cognominada Polícia Federal, descobriu, na manhã de terça-feira, que Curió tinha uma arma de fogo sem documentação, quando cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara da Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF), em duas de suas residências, ambas no Distrito Federal. Foram apreendidos um computador, diversos documentos e a arma de fogo. Segundo a procuradora da República Luciana Loureiro, “as buscas e apreensões são uma tentativa de localizar documentos que possam revelar o paradeiro de corpos de militantes políticos que participaram da Guerrilha do Araguaia”. (Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2011). Porte de arma de fogo, mesmo fornecido por uma autoridade militar, perdeu a validade, sendo considerado crime previsto em lei. A bomba estouraria com a passagem obrigatória para a reserva do General Augusto Heleno. Acontecimento que acaba de acontecer, nesta quinta-feira, dia 31/03. Posto na reserva e proibido pelo comandante do Exército de falar sobre a contrarrevolução de 1964, palestra que estava agendada para acontecer hoje, dia 31/03, às 9h15m, no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCTE), em Brasília.O comandante do Exército já havia demitido da chefia do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), o general de Exército Maynard Marques de Santa Rosa, por discordar da criação da Comissão Nacional da Verdade, chamada por ele de Comissão da Mentira. O General Enzo Peri é pródigo em punir os companheiros que defendem as FFAA, mas se cala quando um capitãozinho que saiu do nada, apoiado pelo petismo, fotografado ao lado do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras ‘celebridades’ do mundo comuno-petista, sai por aí pregando a reforma dos regulamentos militares. Dá entrevista, aparece sorridente na mídia e nada lhe acontece. “É amigo dos homens!” No máximo lhe deram uma prisão domiciliar por ter desertado após as eleições, quando foi fragorosamente derrotado. Prometera que elegeria um deputado por estado, apoiados pelo então presidente Lula. Os votos que recebeu não o elegeria a vereador de uma cidade do interior gaúcho, sua terra natal, se esta fosse a disputa em que se empenhou. Uma prisão domiciliar nos moldes de prisão de elementos envolvidos na máfia do colarinho branco. Prisão com direito a dar umas escapulidas no boteco da vizinhança e bancar o pop star na mídia. E continua zombando dos militares que nos anos 64/85 lutaram contra os que queriam implantar uma ditadura de esquerda no país. Não tenho nada haver com a “Ditadura Militar!” E nem poderia, pois, à época, não tinha nascido ainda. “Apoio a criação da Comissão Nacional da Verdade!” Diz de peito estufado. Neste ponto ele não está sozinho. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já declarou que está coeso com o governo da presidente Dilma Rousseff, uma das artífices dessa geringonça institucional que visa unicamente punir os militares. Vê-los atrás das grades como acaba de acontecer com a prisão do major ‘Curió’. O primeiro passo foi dado. Vamos assistir ao festival de prisões de militares. Os exemplos da Argentina, Chile, Uruguai, chegaram ao país. Quem manda lutar em defesa da pátria! Os que tramaram, conspiraram, conjuraram e traíram a pátria, viraram heróis nacionais, com direito a honrarias, pensões e indenizações milionárias. Sabe quem condecoram esses senhores e senhoras, são os próprios comandantes militares. Não existe um único assassino, seqüestrador, assaltante de banco, terrorista que explodiu aeroporto civil e guarita de quartel militar, que não tenha sido agraciado com essas comendas,- medalhas no mais alto grau de distinção militar. Os mortos não foram esquecidos, pois foram homenageados pelo ex-presidente Lula, que os chamou de heróis nacionais: Carlos Marighella, Gregório Lourenço Bezerra, entre outros comunistas. Sugeria que se criassem a prisão perpétua, ou a morte por fuzilamento para abreviar o calvário de quantos acreditaram no seu país, e hoje são tratados como renegados pelos próprios companheiros de farda! No Brasil ser bandido, é herói! E quO Conselho de Segurança da ONU decidiu realizar uma reunião de emergência nesta sexta-feira, após o ataque contra um escritório da organização na cidade afegã de Mazar-i-Sharif, que matou ao menos sete funcionários. Na ação, manifestantes revoltados com a queima do Corão pelo pastor protestante de uma igreja da Flórida (EUA) invadiram o local. Segundo o vice-porta-voz da ONU Farhan Haq, a reunião do conselho de 15 países --que ocorre a portas fechadas-- teria início às 17h (18h de Brasília). De acordo com diplomatas, é esperado que membros do conselho divulguem um comunicado conjunto condenando a ação. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse a jornalistas em Nairóbi (Quênia) que o ataque foi "ultrajante e covarde". A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, afirmou em um comunicado que a ação foi "horrenda e sem sentido". Mais cedo, a ONU confirmou as mortes de sete funcionários estrangeiros-- entre membros e agentes da segurança-- após o ataque. "Três membros da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão [Unama, na sigla em inglês] e quatro seguranças morreram", disse Dan McNorton, porta-voz da ONU no Afeganistão. De acordo com o porta-voz da polícia local Lal Mohammad Ahmadzai, o ataque pode ter matado até 20 funcionários. Representantes da ONU em Nova York também dizem acreditar que os mortos podem chegar a 20. De acordo com a agência de notícias Reuters, ao menos dois funcionários foram decapitados. Cinco manifestantes também morreram, e outros 20 ficaram feridos. Se as 20 mortes forem confirmadas, será o pior ataque contra alvos da ONU no Afeganistão, e um dos mais mortíferos contra a organização nos últimos anos. O pior ataque mais recente havia sido contra uma hospedaria onde membros da ONU estavam no Afeganistão. Na ocasião, cinco funcionários morreram e outros nove se feriram. Se proclame desde já a República Popular do Brasil! (José Geraldo Pimentel - Cap Ref EB) Rio de Janeiro, 31 de março de 2011. http://www.jgpimentel.com.br
O DIARIO OFICIAL DE 1º DE ABRIL DE 2011 publica a transferência para a reserva do MAJOR PM CARLOS ALBERTO PINHEIRO:
Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-14, o Maj PM 810327-5 Carlos Alberto Duarte Pinheiro – 40º BPM/M – São Bernardo do Campo/SP, (TLTS e FRCTS DP- 613/11 – Pr. 8.639/11).

NOVAK DJOKOVIC continua imbatível. O sérvio não tomou conhecimento hoje de MARDY FISH, agora o melhor americano do ranking, e passou com facilidade para chegar à sua quarta final seguida na temporada. É a segunda decisão consecutiva num MASTERS, já que há duas semanas ele foi o melhor em INDIAN WELLS. Este ano DJOKOVIC amealhou 23 vitórias – está há duas do recorde de IVAN LENDL, de 1986. So que o sérvio terá um teste duro no domingo, dias 3 de abril em MIAMI. Ele pegará na decisão RAFAEL NADAL, que atropelou ROGER FEDERER.
Amanhã a quadra central do CRANDON PARK, em MIAMI, estará reservada para a decisão feminina. A bielo-russa VICTORIA AZARENKA, atual campeã, e MARIA SHARAPOVA costumam liberar agudos gemidos nos golpes. O jogo atesta a volta da russa SHARAPOVA à boa fase e mostra a recuperação de AZARENKA. 

Trigêmeas nascidas no dia 24 de janeiro, após reprodução assistida, estão sob cuidados do Conselho Tutelar de CURITIBA sob a alegação de terem sido rejeitadas pela família. A intenção do casal era ter somente dois filhos e, segundo informações da maternidade onde os bebês nasceram, como pretendiam deixar um para adoção, o Ministério Público foi acionado e obteve liminar para colocar todas sob a tutela do Estado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), OPHIR CAVALCANTE, defendeu hoje a abertura de processo de cassação contra o deputado JAIR BOLSONARO, que em entrevista ao programa CQC, da TV BANDEIRANTES, qualificou como “promiscuidade” a possibilidade de um filho seu ter relação com uma mulher negra e fez ataques a homossexuais. A ministra da Secretaria de Igualdade Racial, LUIZA BARROS, viu nas declarações do deputado “um caso explícito de racismo”. CAVALCANTI, por meio de nota, disse que as afirmações de BOLSONARO revelam “odioso preconceito” e que a sua posição de parlamentar não pode ser usada para protegê-lo”. “A imunidade parlamentar não pode isentar o deputado de responder por crimes”

O deputado BARROS MUNHOZ, presidente da Assembléia de São Paulo, foi condenado por ato de improbidade administrativa. Quando ocupava o cargo de prefeito de ITAPIRA (SP), em 2000, ele contratou uma empresa de segurança sem licitação. Segundo ação do Ministério Público, MUNHOZ não fez nem prévio procedimento administrativo justificando a contratação. Em sentença de 9 de março último, a juíza CARLA KAARI, da 2ª Vara de ITAPIRA, impôs ao réu o pagamento da multa, fixada em 10 vezes sua remuneração naquela função, e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios e incentivos fiscais ou créditos pelo prazo de três anos. O deputado disse que vai recorrer.

O ex-juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS vai sair da prisão. Hoje à tarde ele recebeu o benefício de cumprir o resto da pena em prisão albergue domiciliar. O ex-magistrado foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha (3 anos), denunciação caluniosa e abuso de autoridade (4 anos e 1 mês de prisão). A decisão de conceder o benefício a ROCHA MATTOS foi dada pela juíza MARIA ISABEL REBELLO PINHO DIAS, da Vara de Execuções Criminal da Capital. Um oficial de Justiça foi despachado para o Centro de Detenção Provisória 1 do BELÉM, na zona leste, para levar o alvará de soltura de ROCHA MATTOS. O ex-magistrado só não foi solto hoje mesmo porque o oficial de Justiça chegou tarde no presídio e não foi possível à direção do CDP verificar a autencidade da ordem.    

Faleceu o ex-jogador CARLOS CÉZAR, aos 72 anos, em RIBEIRÃO PRETO. Pela técnica que demonstrava nos gramados, o meio campista CARLOS CÉZAR ganhou o apelido de Esquerdinha de Ouro. Eterno craque do COMERCIAL FUTEBOL CLUBE, da cidade de RIBEIRÃO PRETO, integrava a equipe que em 1966 ficou conhecida como “rolo compressor”. Segundo a página oficial do clube, naquele ano, o COMERCIAL foi campeão do primeiro turno do PAULISTÃO e, em dois jogos amistosos, venceu o PALMEIRAS, que ao final levaria o Estadual. Na primeira disputa, pôs fim a uma invencibilidade de 14 jogos do VERDÃO no PALESTRA ITALIA. Tempos depois, voltou a vencer os palmeirenses na inauguração do Estádio PALMA TRAVASSOS, em RIBEIRÃO, em 4 de fevereiro de 1966. Porém, foi na noite de 13 de outubro e pelo Campeonato Paulista, que CARLOS CÉZAR comandou o COMERCIAL numa memorável partida contra o SANTOS de PELÉ, em plena VILA BELMIRO. Com apenas 17 minutos de jogo, o LEÃO DO NORTE – como é chamado o COMERCIAL – já vencia por 2 a 0. O time da casa, no entanto, logo reagiu e empatou a partida. CARLOS CÉZAR e companhia ainda conseguiram ir para o intervalo vencendo por 3 a 2. Melhor ainda, no primeiro minuto da segunda etapa, o COMERCIAL já ampliava o placar para 4 a 2. Mas, vale lembrar que se tratava da máquina santista que, naquela noite, era apoiada por mais de oito mil torcedores. Apesar de todo o empenho, o time de RIBEIRÃO assistiu a sucessão de gols e, em poucos minutos, o SANTOS já alcançava uma sensacional virada, 5 a 4. Aos 14 minutos, no entanto, o COMERCIAL mostrou sua força e igualou de novo o placar. Mas em vão, já que o SANTOS consegue fazer mais dois gols, aos 16 e 20 minutos, e a partida termina em impressionantes 7 a 5.
O curioso é que apesar dos 12 gols, naquela noite, CARLOS CÉZAR se “nivelou” a PELÉ. Nenhum dos dois, principais craques de suas equipes, balançou a rede. Pelo SANTOS, aliás, COUTINHO marcou quatro vezes e TONINHO, outras três. CARLOS CÉZAR também jogou pelo SPAL DE FERRARA, da ITÁLIA, SÃO PAULO, FRANCANA e UBERABA (MG). Nasceu em 6 de outubro de 1938. 

Faleceu AMÉLIA IMPÉRIO HAMBURGER, aos 78 anos. No filme “O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS”, o cineasta CAO HAMBURGER lembra um período em que os pais foram presos e torturados pela repressão da ditadura militar. AMÉLIA e ERNST HAMBURGER uniram a carreira de cientistas e professores da USP a uma militância democrática que os levou a ser perseguidos pelo regime. Eles se conheceram durante o curso de física, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. E se casaram em 1956, dois anos após se formarem. Foram se especializar em física nuclear em PITTSBURGH, nos ESTADOS UNIDOS, logo após o casamento. Quando voltaram, começaram a lecionar na USP. Muito ativa no setor, AMÉLIA participou da fundação da Sociedade Brasileira de Física e foi muito ativa na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Publicou vários artigos científicos e trabalhou em epistemologia e história da ciência. Mas, durante a ditadura, viu o meio científico perder sua independência. Assim, sua luta ultrapassou a sala de aula. Em sua casa, no BUTANTÃ, reunia intelectuais de oposição ao regime para tentar remontar um corpo docente com brilho científico e intelectual. Mas, em dezembro de 1970, já mãe de cinco filhos, AMÉLIA foi presa e torturada. Passados os anos de repressão, ela viu dois filhos trilharem pela arte, a exemplo de seu irmão, o famoso artista plástico e cenógrafo FLÁVIO IMPÉRIO, um dos mais geniais criadores de imagens do teatro brasileiro. Entre eles, CAO HAMBURGER é o consagrado autor de “CASTELO RÁ – TIM – BUM” e “O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS”. Uma filha, ESTHER, seguiu o jornalismo. Surpreendentemente foi que, depois de uma vida de resistência, AMÉLIA fosse de novo vítima de violência e do abuso de poder, quando o então secretário de Segurança Pública SAULO DE CASTRO ABREU FILHO a agrediu após uma simples batida de carro. Ele no veículo oficial. AMÉLIA dirigia sozinha na PRAÇA PANAMERICANA, em ALTO DE PINHEIROS. A cena serviu para mostrar quês eu destino era revelar a índole dos autoritários, mesmo na democracia. AMÉLIA nasceu no dia 12 de julho de 1932.

No pior ataque contra a ONU no AFEGANISTÃO, pelo menos sete funcionários morreram hoje quando um protesto contra a queima do ALCORÃO nos EUA se transformou em um ataque contra um edifício das NAÇÕES UNIDAS na cidade de MAZAR-I-SHARIF, no norte do AFEGANISTÃO. Dois dos funcionários estrangeiros da ONU teriam sido decapitados.
Apontado como instigador do atentado contra funcionários das NAÇÕES UNIDAS no AFEGANISTÃO, o pastor evangélico TERRY JONES voltou hoje a insultar o ISLÃ e a apelar por uma ‘imediata ação dos ESTADOS UNIDOS’.  Em nome de sua organização, LEVANTE-SE AMÉRICA AGORA, JONES afirmou hoje ter chegado a hora de o ISLÃ ‘prestar contas’ de seus atos.

O combate em ABIDJÃ, maior cidade da COSTA DO MARFIM, intensificou-se hoje. Tropas leais ao presidente eleito, ALASSANE OUATTARA, cercaram a residência e o palácio do presidente de facto, LAURENT GBAGBO, que se recusa a deixar o poder e concentrou suas forças de elite nos dois locais. Observadores afirmam que a queda de GBAGBO, isolado por deserções e pressionado pela comunidade internacional, é iminente. Segundo a CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL, ao menos 800 pessoas foram mortas nos confrontos. Mais de 500 pessoas já haviam sido assassinadas no país desde a votação que elegeu OUATTARA, em 28 de novembro.

2 012       :       -      DOMINGO
Um domingo dedicado às minhas memórias. Tenho de atualizar meu blog e começo o trabalho de verificar até que ponto estou em atraso com essas obrigações. Recebo vários e-mails também:
COMEMORAÇÃO DO 31 DE MARÇO/1964
(Marechal Humberto de Alencar de Castelo Branco)
(GEN DE EXERCITO  MIGUEL ANTONIO GAZZINEO). 
Cumprindo uma tradição, estamos aqui reunidos para reverenciar a memória da insigne figura do MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO e para evocar a data de 31 de março de 1964, quando, atendendo aos anseios do povo brasileiro, demos um basta na corja de comunistas que estava perto de se apoderar da nossa Pátria para aqui instalar uma ditadura marxista-leninista, sob os auspícios e patrocínio de países totalitários estrangeiros.
Se os detentores do poder julgam inconveniente que, para essas homenagens, usemos as instalações de nossos Quartéis onde mourejamos durante toda uma vida; se não nos são franqueados locais sob administração oficial, realizaremos sempre, como estamos fazendo hoje, nossos atos patrióticos em praça pública para que o povo conheça a grandeza das nossas ideias como também a pequenez e a covardia dos que nos querem calar. 
Por mais que nos proíbam, por mais que nos ameacem, por mais que desejem nos sufocar ou punir, garroteando os nossos salários e os recursos devidos às Forças, não desistiremos de cumprir o nosso dever de cultuar os nossos verdadeiros heróis e de evocar as datas notáveis da nossa história.
É parte da nossa formação, da nossa mística e dos nossos princípios, os quais mantemos com muito orgulho e perseverança. 
Somos Militares da Reserva de todas as Forças e amigos civis de todos os ramos de atividades que firmemente comungam conosco dos mesmos ideais.
Não pregamos o desrespeito às autoridades nem atuamos à margem da lei.
Somos calejados por um passado de trabalho honesto, sério, dedicado às nossas Instituições, o que nos credita o direito de, dentro dos ditames das leis, expressarmos livremente as nossas preocupações, as nossas críticas e os nossos legítimos anseios, doa a quem doer. 
Não incitamos à indisciplina, não pregamos golpes, apenas nos defendemos face a tantos ataques e impropérios, lançados muitas vezes sob as vistas condescendentes e com o apoio de quem possui a obrigação legal de nos defender. 
Preservamos e apoiamos os companheiros da ativa, na certeza de que, mesmo mantendo um doloroso silêncio, saberão honrar os valores e os princípios pétreos das nossas Instituições, mantendo-se unidos e coesos prontos para que, como tem sido ao longo de toda a nossa história, e como foi em 1935 e 1964, defendam a Pátria, até com o sacrifício da própria vida, frente às investidas anunciadas e previsíveis, e possam, no momento  oportuno, mostrar que a "MÃO AMIGA" também tem um "BRAÇO FORTE". 
Esperamos deles, principalmente dos que carregam em seus ombros a responsabilidade de chefia, que, com o nosso irrestrito apoio e confiança, saibam manter, com serenidade e energia, a postura altiva face ao desrespeito, ao achincalhe, à falta de consideração e aos sórdidos ataques  costumeiramente dirigidos às nossas Instituições e aos seus integrantes, DE ONTEM E DE HOJE. 
Cometem um erro crasso aqueles que intentam estimular a cisão entre os militares de ontem e de hoje, entre ativa e reserva ou entre comandados e comandantes. Esquecem que somos um todo indivisível, amigos, irmãos na fé e reunidos pela força de um mesmo ideal e de uma forte tradição.
Nós os antecedemos, os formamos e lhes transmitimos os valores que permanecem imutáveis, por isso merecem a nossa confiança ilimitada. Compreendemos o sofrimento dos companheiros da ativa que estão sentindo na pele as injustiças, a ingratidão e as incompreensões, obrigados a um mutismo imposto pela obediência aos textos legais. 
Cabe pois a nós da Reserva exercer o direito conferido pela legislação vigente, cumprindo a obrigação e o sagrado dever de defendê-los por todos os meios, elevando a  voz  para manter a integridade de nossas Instituições face aos evidentes e indisfarçáveis ataques perpetrados, até com aplausos e o apoio  daqueles, que pelas funções que exercem, tem o dever legal de se submeter às leis e aos acórdãos da Justiça e não tentar sobrepassá-las para dar vazão ao desejo incontido de uma vingança sórdida. 
Imaginamos a dor de quem perdeu um ente querido naquela guerra suja, onde não demos o primeiro tiro e onde aconteceram, de lado a lado, fatos e situações realmente tristes e lamentáveis.  Mas a revolta que sentem devia voltar-se contra aqueles que irresponsavelmente os aliciaram com as suas falácias para as atividades violentas, os submetendo a uma situação irregular onde fatalmente tinham que ser combatido com vigor e com a mesma violência por eles usada. Não poderiam ter a ilusão  de que seriam recebidos com flores e mimos. Também perdemos, com imenso pesar, amigos e entes queridos que cumpriam os seus deveres de combater os ataques terroristas, os assaltos a banco, os sequestros e os assassinatos.
Na realidade foi a ação enérgica e eficaz das forças legais que impediu a implantação em nosso território de governos totalitários de esquerda e de ações de guerrilhas em maior amplitude, como as FARC. 
Estamos do lado da lei e da ordem e exercitamos - temos certeza com o incentivo da sociedade consciente - os nossos direitos. Difícil é entender quando alguém que diz  exercitar os princípios democráticos venha a se ofender e criar celeumas inconsequentes  face ao direito que tem qualquer cidadão de revoltar-se ao tomar conhecimento dos assaltos aos cofres públicos, através dos "mensalões", das "propinas" do rateio das funções e da troca de favores. Esse mesmo direito que tem as Igrejas e as mulheres brasileiras, as mães de família honestas e trabalhadoras de se escandalizarem ao encontrar pessoas influentes que pregam, utilizam, confessam e professam abertamente a prática de crimes contra a vida previstos nas leis penais, (como o aborto) e se ufanam de exercitar o sexo variado e promíscuo. O mesmo direito, ou até o dever, de pessoas, grupos ou instituições, como os Clubes Militares, de examinar e comentar, sem a utilização de termos ofensivos, fatos absolutamente verdadeiros e constrangedores. 
Receberiamos sem restrições a Comissão da Verdade se pudéssemos confiar que seria uma busca honesta da VERDADE VERDADEIRA sem a utilização, desde já evidente, de sofismas jurídicas para descumprir o espírito da legislação vigente em toda a sua clara abrangência e se houvesse a intenção de, equilibradamente pesquisar e difundir todos os ângulos da história. 
Por tudo isto, estamos aqui, de cabeça erguida, sem temor das intimidações e das ameaças de punições indevidas e ilegais, para em alto e bom som exaltarmos os feitos da Revolução Democrática de 31 de março e do nosso Insigne Chefe MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO. Nascido em 20 de setembro de 1897, em Fortaleza, herdando a têmpera do nordestino, com raízes na  família ilustre de José de Alencar, iniciou a carreira das armas na Escola Militar de Rio Pardo, Rio Grande do Sul, ingressando na Escola Militar de Realengo de onde foi declarado Aspirante da Arma de Infantaria em 1921 e para onde regressou como instrutor em 1927. Ainda Capitão realizou o curso da Escola Superior de Guerra da França. 
Como Oficial Superior foi chefe da Seção de Operações da Força Expedicionária Brasileira na Itália, planejando as operações de guerra dos nossos pracinhas e publicou vários ensaios de assuntos doutrinários. Como Oficial-General foi Diretor de Ensino da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, comandou a 10ª, a 8ª Região Militar e o IV Exército, onde  se dedicou ao profundo conhecimento das realidades do semiárido e da  amazônia.  
O tumultuado ano de 1964 o encontrou como Chefe do  Estado-Maior do Exército, de onde, face aos desmandos, desordens e atos subversivos promovidos pelo próprio governo, exercitou o controle e a orientação do conjunto de nossas tropas expedindo sábias diretrizes  que mantiveram a coesão de um tropa  acossada pela sanha dos marxistas, que já se julgavam detentores do poder.
Um de seus mais eloquentes princípios  doutrinários, totalmente válido até o momento atual, é enfático:
"AS FORÇAS ARMADAS NÃO SERVEM AOS GOVERNOS, AS FORÇAS ARMADAS SERVEM AO ESTADO". 
Como o líder que despontava, foi o ícone e o amálgama que congregou as Forças Armadas para, atendendo às exigência  da sociedade, igreja, imprensa, classes produtoras, intelectuais e de todo o povo,  sem qualquer ato de violência, fazer debandar o ilusório  esquema que pervertia a vida nacional. 
Como consequência da sua inconteste liderança, das suas qualidades e do seu preparo, foi eleito pelo Congresso Nacional  o 26º Presidente do Brasil, cargo que assumiu em 15 de abril de 1964.
Recebeu um País destroçado, inflação beirando os cem por cento, sistema produtivo emperrado pelas lutas de classes, funcionamento da administração entravada e tantas outras mazelas. 
Com um governo montado em bases de competência e seriedade e sob a sua firme liderança foi possível em pouco tempo mudar a face da Nação, debelando a inflação galopante, implementando profundas reformas, regularizando o sistema econômico, o sistema político, o sistema produtivo e o funcionamento das atividades administrativas, medidas que serviram de bases para impulsionar o futuro de progresso que o Brasil experimentou nos períodos seguintes. 
Apenas como exemplos da profícua atuação de seu governo, podemos citar, entre tantos outros importantes feitos:
A criação do Banco Central do Brasil, do Banco Nacional da Habitação, da Polícia Federal, da Casa da Moeda, da Zona Franca de Manaus. A modernização das bases legais, instituindo o Código Tributário, o Código de Mineração, o Estatuto da Terra, o Código Eleitoral  a criação do bipartidarismo, a reforma das Forças Armadas etc. 
Como justa homenagem ao insígne Chefe vale ressaltar o seu caráter impoluto e toda uma vida de correção dedicada ao serviço da Pátria e do Exército. Militar austero e exigente mas profundamente humano.  Graças à sua profunda convicção democrática e à sua firme liderança a nossa Revolução não descambou para extremos atos de violência como em outros países.
A sua grande aspiração era, ao final de seu governo, deixar um país totalmente regularizado em sua vida democrática. Lamentavelmente a sanha dos subversivos, iniciando os atos de terrorismo, impediu que isto acontecesse, entretanto, entregou ao seu sucessor o Brasil com uma nova Constituição, os Poderes Constituídos em pleno funcionamento e todos os Atos Institucionais revogados. 
Um triste acidente o fez  sucumbir  sob os céus do seu Estado, onde seu corpo, junto à de sua amada d. Argentina, permanece velado no monumento erguido em sua homenagem. Rogamos ao Bom Deus, que nos privou muito cedo de sua ainda necessária atuação, pelo menos a Benção para que o seu espírito possa influenciar os nossos dirigentes, a fim de livrar-nos desse atoleiro moral e ético a que estamos submetidos. 
Fortaleza, 30 de março de 2012 .
GEN EX REF DOMINGOS MIGUEL ANTONIO GAZZINEO

POÇO SEM FUNDO
O Brasil parece mesmo um grande poço sem fundo. Cada vez que eu penso que já chegamos ao fundo do dito cujo, eis que um novo escândalo revela a minha inocência. Talvez menos por inocência e mais por uma esperança desesperada de ver este país entrar nos eixos, eu ainda acredito que, depois de afundarmos até o mais profundo âmago da lama, começaremos a subir até atingirmos as bordas da dignidade.
Quando estourou o escândalo do “mensalão”, eu imaginei que fosse o fundo do poço. Afinal, o líder da quadrilha era o ministro-chefe da Casa Civil, o homem que está mais próximo do presidente da República. Ledo engano: José Dirceu perdeu o cargo, mas continuou faturando milhões com suas consultorias antiéticas e desonestas. E os ministros do Supremo continuam buscando firulas jurídicas para que o crime prescreva e tudo caia no esquecimento.
Depois foi a vez dos seis ministros corruptos serem pegos com a mão na botija. Aí então eu pensei: agora não tem mais jeito, chegamos ao fundo do poço! Outra vez eu estava errado: caíram os ladrões, mas seus partidos arvoraram-se do direito de indicar seus substitutos. Ou seja: mudaram as moscas, mas o estrume continuava o mesmo.
E os escândalos foram se sucedendo: dólares na cueca, o presidente do Senado sustentando com o dinheiro público seu filho bastardo, José Sarney se tornando cada dia mais dono do Maranhão, o presidente da Câmara extorquindo o dono da lanchonete, diretores fantasmas da mesma Câmara recebendo salários milionários. Na minha inocência, em todos esses episódios eu achava que havíamos chegado ao fundo do poço.
Mas tal poço parece mesmo não ter fundo, pois agora, estarrecido, vejo um senador da República dando assessoria a um contraventor com extensa ficha criminal. Fiquei pasmo com a intimidade com o poder demonstrada por Carlinhos Cachoeira, ao ponto de chamar o vice-presidente de “Michel” e de impor diretrizes sobre a aprovação ou não de leis pelo Senado. Ou seja, sem jamais ter sido eleito, ele se comportava como se fosse um integrante do Parlamento. E o senador Demóstenes Torres aceitava essa vergonhosa situação e ainda lhe dava suporte, em troca de propinas. Sem nenhum pudor, sem nenhuma dignidade e sem um pingo de vergonha na cara.
Na minha opinião, tudo isso acontece em nome da chamada “imunidade parlamentar”, uma aberração jurídica inventada por nossos políticos para tornar impunes as suas vigarices. Em nenhum outro país do mundo existe tal descalabro. E enquanto existir, continuaremos na expectativa de um fundo de poço que jamais será alcançado.
Já vivemos situação semelhante e hoje, precisamente, comemoramos 48 anos da intervenção militar de 1964 que terminou com ela. A esquerda festiva que fale o que quiser, mas a verdade é que quando o marechal Castello Branco assumiu a Presidência ele pôs ordem na casa e o Brasil retomou a sua dignidade. E eu então me pergunto: será que era essa a democracia pretendida quando se exigiam diretas-já? Ou será que teremos, novamente, de recorrer aos militares para reescrever a história deste País? Para reescrevê-la é preciso, antes de mais nada, de honestidade e de patriotismo e é na caserna que se encontra o que sobrou desses princípios hoje tão fora de moda.
José Roberto Palladino
Jornalista

O ESCARRO doc: 85 -2012
REPASSE! MOSTRE SUA REVOLTA!
O NOSSO QUERIDO IDOSO VESTE A MESMA FARDA! A FARDA DO BRASIL! www.fotalweb.com.br/grupoguararapes
Na porta do Clube Militar escarram no rosto de um senhor idoso. Total falta de respeito aos mais velhos? Quem Foi? Um comunista a mando de alguém que queria impedir uma reunião no Clube Militar? Imaginem se nosso Pai fosse a vítima? O que se poderia fazer? Como podemos chamar um indivíduo como esse: vil, sem caráter, infame, reles; velhaco, Indivíduo, sem dignidade, sem brio; pelintra, biltre, patife, indecente, pulha, torpe, baixo, abjeto, indigno, repugnante, nojento, asqueroso, obsceno,  fétido, deteriorado, nauseabundo, nojento, repelente, repulsivo. Além de tudo isso é ainda covarde, poltrão, pusilânime, desleal e traiçoeiro.
Ademais de todas estas qualidades negativas ainda tem uma pior: É COMUNISTA SAFADO E TERÁ RECEBIDO DINHEIRO PARA FAZER UMA AÇÃO TÃO PRÓPRIA DOS VERMES.
 Numa sociedade que chega a este ponto, o cidadão digno não tem mais a quem apelar. ESTAMOS ENTREGUE ÁS BARATAS. Temos vergonha de escrever o que escrevemos. Onde estamos e o que será dos nossos netos e bisnetos? “Quem pode se opor a isso? Quem pode restaurar a republica e todas as suas Virtudes! Ninguém. Quando um Nação se torna corrupta, cínica, promiscua, preferindo o governo dos homens e não o governo da lei, é que começou a sua destruição”. Isto foi escrito por CÉVOLA 93 AC. Estamos vivendo o caos e por isso não se respeita a velhice, pois temos ministro promíscuo, ministros venais, senadores corruptos, deputados de todas matizes, juízes sendo condenados por desvio não republicano. RUI BARBOSA repete CÉVOLA com outras palavras: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
A nulidade triunfou no nosso Brasil. Um imbecil ESCARROU NO ROSTO DE UM
VELHO. Chegamos a BARBÁRIE .
SÓ NOS RESTA DEUS. A ESCURIDÃO DA IGNORÂNCIA E DA VIOLÊNCIA SÃO O ESCARRO DESTE LOUCO QUE MOSTRA O ÓDIO QUE DOMINA O NOSSO PAÍS. NO PAÍS O GOVERNO ABANDONOU A VERDADE E ESTÁ DEFENDENDO A MENTIRA!
O CLUBE MILITAR É A CASA DA REPÚBLICA DE HOMENS DE BEM. O ESCARRO DO DEPRAVADO É O SÍMBOLO DO QUE VIVEMOS NO BRASIL. ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58 93. Cartório do 1ºregistro de títulos e documentos, em Fortaleza. Somos 1.804 civis – 49 da Marinha - 476 do Exército – 51 da Aeronáutica; TOTAL 2.380  Batistapinheiro30@yahoo.com.br. DIA 1º DE ABRIL DE 2012 WWW.FORTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES 1º DE ABRIL DE 2012. TEMOS CERTEZA DE SUA REVOLTA!
BOM BRASILEIRO! REPASSE!

Se LIÉDSON tivesse, em todos os jogos, chances de gol como teve contra o OESTE, ele jamais fiaria 13 partidas sem marcar. Os dois que ele fez hoje (e poderiam ter sido quatro) acabam com o estado de jejum, palavra maldita para qualquer atacante. Se o CORINTHIANS tivesse, em todos seus jogos, tantas chances claras de gol como teve em PRESIDENTE PRUDENTE, tampouco seus placares seriam sempre mínimos e suas partidas, entendiantes. O resultado comprova que o time pode fazer muito mais do que vem fazendo se tiver ambição para isso. A vitória de 3 a 0 mantém o time na segunda colocação do Campeonato Paulista com os mesmos 40 pontos do SÃO PAULO, que tem melhor saldo de gols (20 a 15).
O SANTOS precisou de apenas 14 minutos de futebol para vencer a desesperada PORTUGUESA por 2 a 0, hoje, no CANINDÉ, em um jogo marcado pelo excesso de erros de ambos os times. Abril era apontado por EMERSON LEÃO como o mês onde o SÃO PAULO atingiria sua plenitude técnica. E foi preciso muita transpiração para que a equipe vencesse o ITUANO por 4 a 2, de virada, no primeiro dia do mês e se manter na liderança do Paulistão.

NOVAK DJOKOVIC não repete este ano a temporada fantástica que cumpriu em 2011. Dificilmente algum ser humano será capaz de realizar algo parecido, aliás. Mas o sérvio deixa claro que, se alguém quiser lhe tomar a primeira posição do ranking, terá de jogar muito, mas muito tênis. Hoje, ele conquistou o título do MASTERS 1000 de MIAMI pela terceira vez na carreira. Na final, bateu o escocês ANDY MURRAY, vingando-se assim da derrota sofrida para o britânico na semifinal do ATP 500 de DUBAI, em fevereiro. É o segundo título na temporada de DJOKOVIC, que foi campeão também do ABERTO DA AUSTRALIA. A conquista faz de DJOKOVIC um dos três tenistas com três ou mais títulos em MIAMI – os outros são ANDRÉ AGASSI, que triunfou lá por seis vezes, e PETE SAMPRAS, que também acumulou três troféus.

A tarde de hoje em BIRMINGHAM, no ALABAMA (EUA), tinha tudo para ser de HELIO CASTRONEVES. Num circuito onde ultrapassar não é tarefa das mais simples, o piloto de RIBEIRÃO PRETO largou na pole. Mas sua estratégia de paradas não foi das melhores, e ele acabou sendo superado por WILL POWER, seu colega na PENSKE, que largou em nono, e por SCOTT DIXON, da GANASSI, e terminou em terceiro. Enquanto isso, o “novato” RUBENS BARRICHELLO se mostrou arrojado. Em tarde inspirada, ele levou seu carro da KV RACING até a oitava posição, após ter largado em 14º. RUBINHO fez uma corrida de recuperação. Ele chegou a estar em 18º, mas conseguiu galgar posições após uma interrupção por bandeira amarela. Com quatro voltas para o fim, ainda deixou outros dois rivais para trás. Outro brasileiro, TONY KANAAN, não teve tanta sorte. Mesmo tendo largado na sexta posição e ultrapassado um adversário, ele enfrentou problemas com o amortecedor traseiro do seu carro e terminou em 21º lugar. HELINHO lidera a classificação geral com 86 pontos, dois à frente de SCOTT DIXON, que terminou as duas primeiras corridas em segundo lugar. WILL POWER, que chamou a corrida de St. PETERBURG, na semana passada, de “a pior da minha carreira”, já soma 77.

O ex-presidente mexicano MIGUEL DE LA MADRID morreu hoje, aos 77 anos, em decorrência de um enfisema pulmonar. Ele esteve no poder durante uma das piores crises econômicas do país, entre 1982 e 1988. Nessa mesma época, em 1985, um dos mais devastadores terremotos da história atingiu o MÉXICO, com magnitude 8,1 na escala de RICHTER, matando mais de 10 mil pessoas. MADRID foi criticado pela demora em atender as vítimas e por recusar ajuda internacional para reconstruir o país. Seu governo ficou marcado, também, pela mudança de rumo da economia. Antes fechada, a nação passou a receber investimentos estrangeiros, a reduzir tarifas em geral e a privatizar centenas de empresas estatais.

O presidente venezuelano HUGO CHÁVEZ foi recebido pelo presidente cubano, RAÚL CASTRO, no aeroporto de HAVANA na madrugada. CHÁVEZ voltou a CUBA para sessões de radioterapia contra um câncer, que devem se prolongar durante os próximos cinco dias. Ele anunciou a viagem em um programa de televisão. O tratamento foi iniciado semana passada. O líder da VENEZUELA teria viajado com sua filha MARIA VIRGINIA e um de seus netos, além do chanceler NICOLÁS MADURO. CHÁVEZ foi operado em fevereiro de um segundo tumor cancerígeno na mesma área de onde foi retirado o primeiro em junho de 2011. Em outubro, ele considerou a doença superada, após quatro sessões de quimioterapia. Quatro meses depois, porém, anunciou a recorrência da doença. O presidente deseja a reeleição em outubro, para mais um mandado de seis anos.

O grupo “AMIGOS DA SÍRIA”, formado por 83 nações, reconheceu hoje em ISTAMBUL os opositores do Conselho Nacional Sírio como legítimos representantes do povo da SÍRIA. O reconhecimento veio em comunicado oficial após a reunião. Os países participantes também pediram que o representante especial da LIGA ÁRABE para a questão da SÍRIA e ex-secretário geral da ONU, KOFI ANNAN, determine um cronograma para o cumprimento do plano de paz elaborado por ele,que BASHAR ASSAD prometeu acatar. Não houve consenso a respeito da possibilidade de enviar armamentos para os rebeldes que lutam contra o governo. A secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, afirmou durante o encontro que a nova promessa de ASSAD deve cair no vazio. “Quase uma semana já se passou e temos de concluir que o regime está acrescentando isto (o plano de ANNAN) a sua vasta lista de promessas não cumpridas”, afirmou. O primeiro ministro turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, mencionou a possibilidade de armar os rebeldes para derrubar o reime e criticou a falta de consenso sobre a questão na ONU. “Se o Conselho de Segurança falhar novamente em cumprir sua responsabilidade histórica, não teremos alternativa a não ser apoiar o direito do povo sírio a sua legítima defesa.” RÚSSIA e CHINA, que barraram todas as tentativas de aprovação de textos mais duros contra o regime de BASHAR ASSAD, não participaram do encontro em ISTAMBUL.

A líder da oposição e prêmio NOBEL DA PAZ, AUNG SAN SUU KYI, que passou duas décadas em prisão domiciliar, conquistou uma das vagas no Parlamento de MIANMAR em eleições realizadas hoje. A informação foi divulgada pelo partido da líder, a LIGA NACIONAL PELA DEMOCRACIA (LND). Segundo a sigla, a eleita teve ampla votação. Este e o primeiro pleito desde 1990 em que AUNG SAN SUU KYI e seu partido puderam concorrer. SUU KYI disputou uma vaga na Câmara Baixa do Parlamento pelo distrito de KAWHUMU, na periferia da cidade de RANGUM.