quinta-feira, 26 de julho de 2012

OPERAÇÃO INTEGRADA CENTRO LEGAL - EU APOIO ESSA AÇÃO


Prezado(a) Sr(a) VENTURA ,



Caro(a) Amigo(a) da Polícia Militar,

Precisamos do seu apoio!

Desde o ano de 2009, a Polícia Militar em parceria com Órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura do Município de São Paulo vêm desenvolvendo uma ação denominada “Operação Integrada Centro Legal”.

Trata-se de uma ação multidisciplinar planejada com inteligência e idealizada para resgatar as pessoas que se encontram em situação indigna e dominadas pelo tráfico na região da Nova Luz.

A ação é integrada e está sendo desenvolvida simultaneamente por todos os órgãos e dividida em três fases. Em cada fase a atuação de um dos órgãos é mais intensa:

Fase 1: ação policial mais intensa para quebrar a logística do tráfico e garantir a realização da atividade com segurança dos outros órgãos do Estado e da Prefeitura;

Fase 2: intensificação das ações sociais e de saúde visando retirar as pessoas daquela situação indigna e tratá-las; e

Fase 3: manutenção das ações de polícia e dos outros órgãos visando garantir a segurança na região e impedir que novos grupos de usuários e traficantes se formem.

Para o êxito da “Operação Integrada Centro Legal” é fundamental o seu apoio, que pode se dar pelo uso da chancela “EU APOIO ESTA AÇÃO” em suas redes sociais, que se encontra disponível no link http://policiamilitar.sp.gov.br/hotsites/centrolegal/index.html . Inclua esta chancela no seu perfil do Facebook, Flickr, Twitter, Youtube, Blog e em sua webpage pessoal ou empresarial.

Estamos fazendo a nossa parte e temos como intenção dar a maior transparência possível às ações de polícia com o respeito a dignidade das pessoas, assim disponibilizamos todas as informações, fotos, vídeos, resultados, notícias, opiniões, comentários, no mesmo HotSite e o convidamos a visitar também as redes sociais da operação:

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Opera%C3%A7%C3%A3o-Integrada-Centro-Legal/328386197179247?sk

Twitter: http://twitter.com/#!/opcentrolegal

Blog: http://operacaointegradacentrolegal.wordpress.com/

Youtube: http://www.youtube.com/opcentrolegal

Flickr: http://www.flickr.com/photos/operacaointegradacentrolegal

Participe! É um orgulho contar com a sua colaboração e aproveite para conhecer outras ações da Polícia Militar em nosso site: www.policiamilitar.sp.gov.br. Obrigado.

Conte sempre com a sua Polícia Militar! Compromisso com o Cidadão!

ARTIGO TENDENCIOSO EM JORNAL

Pessoas que não conhecem o verdadeiro trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo fazem ridículas comparações com polícias de outros países, que vivem historicamente outros valores, muito diferentes do que o nosso país. Precisamos pensar em termos de brasilidade e não procurar denegrir a nossa polícia. Isso é trabalho de maus cidadãos que não dão valor pelo que temos.




24 de Julho de 2012 - 14h04



Vladimir Safatle: Pela extinção da PM





No final do mês de maio, o Conselho de Direitos Humanos da ONU sugeriu a pura e simples extinção da Polícia Militar no Brasil. Para vários membros do conselho (como Dinamarca, Espanha e Coreia do Sul), estava claro que a própria existência de uma polícia militar era uma aberração só explicável pela dificuldade crônica do Brasil de livrar-se das amarras institucionais produzidas pela ditadura.



No resto do mundo, uma polícia militar é, normalmente, a corporação que exerce a função de polícia no interior das Forças Armadas. Nesse sentido, seu espaço de ação costuma restringir-se às instalações militares, aos prédios públicos e aos seus membros.



Apenas em situações de guerra e exceção, a Polícia Militar pode ampliar o escopo de sua atuação para fora dos quartéis e da segurança de prédios públicos.



No Brasil, principalmente depois da ditadura militar, a Polícia Militar paulatinamente consolidou sua posição de responsável pela completa extensão do policiamento urbano. Com isso, as portas estavam abertas para impor, à política de segurança interna, uma lógica militar.



Assim, quando a sociedade acorda periodicamente e se descobre vítima de violência da polícia em ações de mediação de conflitos sociais (como em Pinheirinho, na cracolândia ou na USP) e em ações triviais de policiamento, de nada adianta pedir melhor "formação" da Polícia Militar.



Dentro da lógica militar, as ações são plenamente justificadas. O único detalhe é que a população não equivale a um inimigo externo.



Isto talvez explique por que, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea, 62% dos entrevistados afirmaram não confiar ou confiar pouco na Polícia Militar. Da mesma forma, 51,5% dos entrevistados afirmaram que as abordagens de PMs são desrespeitosas e inadequadas.



Como se não bastasse, a Folha de São Paulo mostrou no domingo que, em cinco anos, a Polícia Militar de São Paulo matou nove vezes mais do que toda a polícia norte-americana ("PM de SP mata mais que a polícia dos EUA").



Ou seja, temos uma polícia que mata de maneira assustadora, que age de maneira truculenta e, mesmo assim (ou melhor, por isso mesmo), não é capaz de dar sensação de segurança à maioria da população.



É fato que há aqueles que não querem ouvir falar de extinção da PM por acreditar que a insegurança social pode ser diminuída com manifestações teatrais de força.



São pessoas que não se sentem tocadas com o fato de nossa polícia torturar mais do que se torturava na ditadura militar. Tais pessoas continuarão a aplaudir todas as vezes em que a polícia brandir histericamente seu porrete. Até o dia em que o porrete acertar seus filhos.



Artigo publicado na Folha de São Paulo



Mario Ventura CARO JOSÉ FRANCISCO Se acabar a PM o que é que fica? Quem ocupará o lugar dela?..



José Francisco Guimarães dos Santos j-fran1@live.com

CARÍSSIMO E ETERNO COMANDANTE CORONEL VENTURA...

TEMOS QUE NOS UNIR MAIS AINDA E LUTAR CONTRA ESSA TIRANIA JORNALÍSTICA...O OBJETIVO DE REENVIAR AOS AMIGOS É JUSTAMENTE PARA QUE ACORDEMOS AS PESSOAS NO SENTIDO DE SOLTAR A VOZ E MOSTRAR À SOCIEDADE A IMPORTÂNCIADO PAPEL FUNDAMENTAL DAS PM NO BRASIL DE ONTEM, DE HOJE E DE AMANHÃ...TEMOS QUE DE IGUAL FORMA MOSTRAR NA IMPRENSA O LADO VERDADEIRO QUE É O DA POLÍCIA CIDADÂ... DA POLÍCIA COMUNITÁRIA, QUE SALVA A SOCIEDADE DA SUJEIRA QUE A SOCIEDADE CRIOU E NÃO CONSEGUIU CIVILIZAR... MEU COMANDANTE, ESTOU COM SAUDADES DO SR... PARABÉNS PELO SEU EXCEPCIONAL TRABALHO... ESTAMOS ACOMPANHANDO PELA INTERNET... CONTE SEMPRE COM ESTE SEU HUMILDE COMPANHEIRO... QUANDO VIER A CAMPINAS,LEMBRE-SE QUE A MINHA CASA É SUA CASA... SAUDAÇÕES CONSTITUCIONALISTAS !!!

TEN CEL PM JOSÉ FRANCISCOFONE 19- 78189102

Mario Ventura

para José

ESTIMADO JOSÉ FRANCISCO

Já me manifestei na rede social. Isso é uma excrescência de pessoas que não sabem o que estão dizendo por pura ignorância do trabalho da nossa querida Polícia Militar. Será que saberiam dizer o que se deve fazer sem contar com a nossa corporação?

Se tudo correr bem deverei estar em CAMPINAS em 8 de agosto.

publicado na Folha de São Paulo