terça-feira, 2 de outubro de 2012

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: NÚMEROS DA REVOLUÇÃO DE 1932

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: NÚMEROS DA REVOLUÇÃO DE 1932

 :                                                                                Luiz Antonio Silveira Melo (1) Os números foram totalmen...

MEUS AMIGOS, MINHAS AMIGAS

CONHEÇA O NOSSO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE JAGUARIÚNA.

29 DE SETEMBRO DE 2012

DIA VINTE E NOVE DE SETEMBRO DE 2012 - S Á B A D O.


75 anos, 9 meses e 2 dias de idade.

Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.

24 anos e 200 dias no Posto de Coronel – 294 meses e 17 dias.

49 anos e 22 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL

1 ano e 84 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 63o. MÊS 3o. No. 82 54 anos e 117 dias na PMESP.

9 021 dias CORONEL 20 anos e 290 dias na reserva.

9 578-231 068 9 021-215 496 9 722-232 328.

ESCOLA DE OFICIAIS: 53 anos e 230 dias; 29 950 dias – 690 248 hs.

DIA DOS SANTOS ARCANJOS. Neste dia, a Igreja celebra os três gloriosos arcanjos já citados nominalmente nas Sagradas Escrituras: SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL e SÃO RAFAEL. SÃO MIGUEL derrotou SATANÁS e o mandou ao inferno. SÃO GABRIEL levou à MARIA o convite para ser mãe de JESUS. SÃO RAFAEL curou a vista do velho TOBIAS.



DIA DO PETRÓLEO

DIA DO ANUNCIANTE

DIA DO POLICIAL

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA



474 a. da fundação da cidade de CHARCAS, atual SUCRE, na BOLÍVIA, em 29 de setembro de 1538. Cumprindo ordens de FRANCISCO PIZARRO, PEDRO ANSÚREZ funda CHARCAS.

465 a. nasce MIGUEL DE CERVANTES, segundo alguns pesquisadores, em 29 de setembro de 1547.

208 a. nasce FRANCISCO MANOEL BARROSO DA SILVA em LISBOA, em 29 de setembro de 1804; veio para o BRASIL, com seus pais e a Família Real portuguesa, chegando ao RIO DE JANEIRO em 1808. Ingressou como ASPIRANTE na ACADEMIA DA MARINHA, em 1821. Como GUARDA-MARINHA e, depois, como TENENTE, lutou na GUERRA DA CISPLATINA, a bordo de navios da Marinha Imperial Brasileira. Participou de diversos combates. Atuou na repressão à Revolta da CABANAGEM, na Província do PARÁ, e da “GUERRA DOS FARRAPOS”, no SUL, durante o Período Regencial. Comandou diversos navios, inclusive a Corveta BAIANA, em uma viagem de instrução no Oceano Pacífico. Comandou a Estação Naval de PERNAMBUCO; depois, já como Oficial-General Chefe–de-Divisão (posto que correspondia ao de COMODORO, em outras Marinhas), comandou a Estação Naval da BAHIA e, mais tarde, a Divisão Naval do RIO DA PRATA. Participou da GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA contra o PARAGUAI, operando no RIO PARANÁ e, depois, no RIO PARAGUAI, até a Batalha de CURUPAITI. Comandou a Força Naval Brasileira que venceu, em 11 de junho de 1865, a BATALHA NAVAL DE RIACHUELO, no RIO PARANÁ. A vitória foi alcançada graças à coragem e à iniciativa de BARROSO, que, após conseguir sair da armadilha montada pelos paraguaios, nas proximidades da foz de RIACHUELO, com canhões e tropas na margem do rio, e navios e chatas artilhadas, retornou ao local e empregou a Fragata AMAZONAS, sua capitania, para abalroar e destruir navios inimigos. A esquadra paraguaia foi praticamente aniquilada, não tendo mais papel relevante nessa guerra; manteve-se o bloqueio que impediu o PARAGUAI de receber armamento e, até, os navios encouraçados que encomendara no exterior, e as tropas paraguaias retrocederam para dentro do território do PARAGUAI, por verem seu flanco e sua logística, em território invadido, ameaçados. Deixou o serviço ativo como ALMIRANTE e fixou residência em MONTEVIDÉU, no URUGUAI, onde faleceu, em 1882. BARROSO faz parte, portanto, de uma geração que se destacou pela competência e bom êxito alcançado, em uma fase da HISTÓRIA DO BRASIL que foi fundamental para que as gerações atuais herdassem este País de proporções quase continentais, com riquezas invejáveis e uma cultura única. Isto, obviamente, não aconteceu por acaso. Foi resultado de muito esforço e dedicação de pessoas, como ele por exemplo, muito capazes. BARROSO era um “homem do mar”, o paradigma do comandante do navio veleiro do século XIX, que passara boa parte de sua vida pisando num convés. Era austero, objetivo e disciplinador. TAMANDARÉ o tinha como amigo e o manteve como seu Chefe de Estado-Maior das Forças Navais em Operações no RIO DA PRATA, de abril de 1865 a dezembro de 1866.

177 a. falece FERNANDO VII, rei espanhol, em 29 de setembro de 1833.

155 a. da inauguração da primeira linha ferroviária da ARGENTINA, pelo governador VALENTIN ALSINA, em 29 de setembro de 1857. Tinha dez quilômetros.

148 a. do Tratado de LISBOA entre ESPANHA e PORTUGAL, em 29 de setembro de 1864, definindo as fronteiras hispano-lusas.

124 a. falece FRANCISCO ANTÔNIO DUTRA RODRIGUES. Nasceu no RIO DE JANEIRO, em 14 de março de 1844 (por ocasião do lançamento de seu nascimento, também foi feito uma síntese de sua vida profissional). Falece em SÃO PAULO, no dia 29 de setembro de 1888.

114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 29 de setembro de 1898: ontem, à meia-noite, desabou todo o revestimento da sacada que dá para um pátio interior do sobrado número 40, da Rua MARECHAL DEODORO. Ali é estabelecida uma casa de alugar cômodos e deve-se não haver desgraças a lamentar ao fato de se ter dado o desabamento àquela hora. O fato foi comunicado ao senhor delegado da 5ª circunscrição.

Não houve ontem sessão na câmara municipal por falta de número legal de vereadores.

A revisão do processo DREYFUS foi confiada à corte de cassação pelo gabinete ao qual a esposa do condenado se dirigira pedindo essa última prova. A revisão impôs-se ao governo, não porque se tivesse demonstrado a inocência do condenado, mas porque a autenticidade das provas contra DREYFUS deixou de ser dogmática desde que o TENENTE-CORONEL HENRY se declarou autor de um dos documentos sobre os quais o estado-maior do exército francês jurou a traição do condenado da ILHA DO DIABO.

Às 11 horas e meia da noite de domingo, dia 25 de setembro, a polícia assaltou a casa de chops de pessoas jogando. O dono da casa e as pessoas nelas presente foram multados, apreendendo a autoridade os baralhos e fixas que encontrou.

As tropas norte-americanas que ocupam PORTO RICO foram atacadas de febres de mau caráter. Por esse motivo parece que serão suspensas as remessas de reforço.

Uma comissão de moradores de rua VINTE E QUATRO DE MAIO deve apresentar, hoje, à Câmara Municipal, uma representação pedindo o calçamento da mesma rua, no trecho compreendido entre as Ruas ONZE DE JUNHO e CONSELHEIRO CRISPINIANO. O pedido é de todo o ponto justo. Há seis meses que os paralepípedos se acham ali amontoados, sem começarem as obras.

112 a. de dona MARIA ERNESTINA, nascida em PINDAMONHANGABA, em 29 de setembro de 1900. Veio para GUARULHOS com a família, instalando-se na VILA TIJUCO.

110 a. falece o escritor francês ÉMILE ZOLA. Nasceu em PARIS, no dia 2 de abril de 1840. Falece em 29 de setembro de 1902, asfixiado em sua casa pelo gás do aquecedor, em PARIS. Entre suas inúmeras obras estão: EU ACUSO, em defesa do capitão DREYFUS; GERMINAL; A BESTA HUMANA; NANÁ; A TERRA; O SONHO; AS TRÊS CIDADES; TRABALHO; O VENTRE DE PARIS; OS ROUGON-MACQUART; O CRIME DO ABADE MOURET; THÉRÈSE RAQUIN; OS MISTÉRIOS DE MARSELHA; AS COSTUREIRINHAS DE PROVENÇA; CONTOS PARA NINON; A CONFISSÃO DE CLAUDE e muitos outros. Seus restos mortais foram transferidos para o PANTEÃO em 1908. A biografia do escritor está lançada em 2 de abril, data de seu nascimento.

107 a. do fim da guerra russo-japonesa com o TRATADO DE PORTSMOUTH, em 29 de setembro de 1905.

104 a. falece JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS, em 29 de setembro de 1908. Nasceu em 21 de junho de 1839. O Diário Oficial da União publicou em 19 de setembro de 2007 a instituição do “ANO NACIONAL MACHADO DE ASSIS”, pelo presidente da República, LULA, e pelo Ministro da Cultura, GILBERTO GIL, para 2008. Trata-se do centenário da morte do escritor brasileiro, considerado o maior expoente da literatura nacional de todos os tempos. Uma intensa agenda de atividades foi preparada para comemorar a data, inclusive com eventos internacionais já em 2007, como na 27ª Feira do Livro de SANTIAGO, no CHILE, que aconteceu de 23 de outubro a 3 de novembro. O BRASIL foi convidado a participar como país homenageado. De acordo com o coordenador-geral de LIVRO E LEITURA DO MinC, JÉFERSON ASSUMÇÃO, “MACHADO DE ASSIS foi um dos principais desafiadores e artistas da intelectualidade brasileira”. Para ASSUMÇÃO, “o centenário da sua morte é momento para se revisitar e iluminar um tesouro e, também, para colocarmos perguntas fundamentais à sociedade brasileira sobre nossa literatura e nossa cultura”. Em sua opinião, “a programação do ano comemorativo visa, sobretudo, a atualização do pensamento machadiano.

O crítico e pesquisador JOÃO ROBERTO FARIA, um dos grandes especialistas na obra de MACHADO DE ASSIS, lançou no dia 29 de setembro de 2008 o livro “MACHADO DE ASSIS – DO TEATRO: TEXTOS CRÍTICOS E ESCRITOS DIVERSOS”. O volume tem como foco “o interesse de MACHADO DE ASSIS pela representação dramática como forma de expressão sensível e crítica da comédia humana”, nas palavras do editor J. GUINSBURG. Para tanto, estão reunidas críticas escritas pelo autor de DOM CASMURRO, recolhidas na imprensa, em pareceres oficiais e outra fontes.

104 a. da proibição do trabalho industrial noturno a menores de 14 anos, em 29 de setembro de 1908. A Conferência Internacional para a proteção do trabalho, reunida em LUCERNA, na SUÍÇA, é que determinou a medida.

102 a. da eleição de MANUEL CUADRA como presidente do PARAGUAI, em 29 de setembro de 1910.

101 a. do início da guerra entre ITÁLIA e TURQUIA pela posse de TRÍPOLI, em 29 de setembro de 1911.

101 a. (SOROCABA) Continua a greve dos operários da fábrica de tecidos SANTA MARIA. Os grevistas pedem a demissão do gerente da fábrica e aumento de salários. Os patrões, ao que corre, estão dispostos a não ceder. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 29 de setembro de 1911).

100 a. nasce MICHELANGELO ANTONIONI em FERRARA, no dia 29 de setembro de 1912. Autor de vários filmes considerados clássicos, como a trilogia formada por A NOITE, O ECLÍPSE e A AVENTURA, além de PROFISSÃO REPÓRTER, ZABRISKIE POINT e DESERTO VERMELHO. Em 1996, ainda dirigiu ALÉM DAS NUVENS, em parceria com WIM WENDERS, e baseado num livro seu, BOWLING SUL TEVERE.

ANTONIONI, ícone do cinema introspectivo, que desde meados dos anos 1980 estava paralisado em uma cadeira de rodas devido a um derrame cerebral, morreu na noite do dia 30 de julho de 2007, rodeado por familiares.

“Ele morreu calmamente, em sua cadeira, ao lado de sua esposa ENRICA FICO”, anunciou a imprensa italiana.

A câmara ardente foi instalada na quarta-feira, dia 1º de agosto, na sala da PROMOTECA DO PARLAMENTO DE ROMA, onde serão prestadas homenagens ao cineasta.

ANTONIONI foi sepultado na quinta-feira, dia 2 de agosto de 2007, em FERRARA (norte da ITÁLIA), onde nasceu em 29 de setembro de 1912 e onde começou sua carreira com documentários dedicados às populações que viviam próximas ao RIO PÓ, “GENTE DEL PÓ”, terminado em 1947.

“Desaparece um dos maiores diretores do cinema, um mestre da modernidade”, afirmou o juiz de ROMA, WÁLTER VELTRONI, um conhecido crítico cinematográfico.

“Eram os intérpretes dessa angústia que afeta o mundo contemporâneo, dos sentimentos do mundo pós-guerra”, comentou a AFP o historiador italiano especializado em cinema, ALDO TASSNE.

Seu cinema, marcado pela obsessão da imagem e a busca de uma linguagem formal e estética, com cenas longas e lentas, servia na realidade para indagar o mundo interior de seus personagens, em um espaço inigmático.

Filmes como “O DESERTO VERMELHO” (1964), “BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO”, adaptação de um conto de JÚLIO CORTAZAR, sobre a inquientante descoberta de um crime graça a uma fotografia, e “O PASSAGEIRO – PROFISSÃO REPÓRTER” marcaram a história do cinema.

Diretor de cerca de 20 filmes, recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o LEÃO DE OURO da MOSTRA DE VENEZA, em 1964, por “O DESERTO VERMELHO” e a PALMA DE OURO do Festival de CANNES (FRANÇA) em 1967 por “BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO”.

ANTONIONI também obteve o prêmio especial do júri em CANNES, em 1982 por “IDENTIFICAÇÃO DE UMA MULHER” e o OSCAR de HOLLYWOOD em 1995 pelo conjunto de sua carreira, assim como o LEÃO DE OURO, pelo mesmo motivo, em VENEZA, no ano de 1997.

Nascido de uma família burguesa, economista de formação, iniciou sua carreira como crítico de cinema no Centro Experimental de Cinema de ROMA, o centro do cinema italiano e do antifacismo.

Grande intelectual, autor e co-autor da maioria dos seus scripts, entre eles “O ECLIPSE”, interpretado pela sua atriz favorita, MÔNICA VITTI, também companheira sentimental por vários anos.

Depois de 13 anos sem poder se mexer e privado da fala em conseqüência de um derrame cerebral, ANTONIONI dirigiu, junto com WIM WENDERS, “ALÉM DAS NÚVENS” (1995), filme que obteve dois prêmios no Festival de VENEZA daquele ano.

Ao completar 90 anos em setembro de 2002, já bastante doente, foi homenageado em ROMA pela comunidade de cinema italiano com uma comemoração especial.

Nos últimos anos retornou à direção, ajudado por sua esposa, para realizar dois filmes: um documentário sobre a restauração do MOISÉS de MICHELANGELO em 2004 e um episódio do filme “EROS”, apresentado no Festival de VENEZA no mesmo ano. O episódio foi tão ousado que o produtor francês decidiu cortar três minutos de uma cena em que a protagonista feminina se masturbava.

99 a. falece RUDOLF DIESEL, engenheiro e inventor alemão, em 29 de setembro de 1913.

93 a. nasce o Cel.Ref. ANTÔNIO MENDES, pai do CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, em 29 de setembro de 1919, no bairro do PARI. Quando tinha apenas um ano de idade, sua família mudou-se para o bairro do TUCURUVI, já ajudando na lavoura de subsistência e da criação de animais domésticos. De origem humilde, cedo se dedicou ao trabalho, após ter concluído os estudos no Grupo Escolar. Até a idade de dezoito anos, já havia sido sapateiro, servente de pedreiro, auxiliar de vidreiro e também trabalhou no ramo de tecelagem, tudo isso na zona norte, onde morava. Foi aí que se iniciou a época de alistar-se no Exército, quando entrou na FORÇA PÚBLICA em 13 de outubro de 1937, após ser aprovado nos exames.

Porém, como o contrato era de apenas quatro anos e já pensando em seguir carreira, percebia nesse trabalho uma oportunidade de servir a seu País, além de sentir a farda como uma continuidade do lar, que tanto amava. Fez o curso de 2º cabo em 1938 e em seguida o de 1º cabo. Já no início de 1939 integra o 8º Batalhão de Caçadores, sediado em CAMPINAS. Até o ano de 1940 exerce a função de Monitor de Infantaria, em SOROCABA.

Em 1941, ocorre sua transferência para SÃO PAULO, quando então exerce funções administrativas até concluir o curso de SARGENTO em 1944. Porém, isso ainda era pouco para esse homem que aspirava a melhorar cada vez mais e através de seu crescimento ajudar aquela que tanto amava. Ingressa então no Curso Preparatório Militar em 1946, onde foi classificado no BATALHÃO POLICIAL, classificação essa que ocorreu na Companhia de Agrupamento de Trânsito onde permaneceu até sua passagem para a Reserva. Casado com dona MARIA DE LOURDES, teve quatro filhos: ANTÔNIO CARLOS SÉRGIO MENDES (falecido aos quatro meses de idade), MARILENA MENDES PIMENTA (professora) e ROBERTO MENDES. ANTÔNIO CARLOS e ROBERTO seguiram a carreira do pai. São coronéis da reserva.

88 a. PLUTARCO ELIAS CALLES é proclamado presidente da República do MÉXICO, em 29 de setembro de 1924.

85 a. nasce ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, ex-atleta do salto triplo. em 29 de setembro de 1927. Duas das quatro estrelas da camisa do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE são conseqüência das medalhas olímpicas de ADHEMAR, conquistadas em HELSINQUE, na FINLÂNDIA, em 1952 (16,22metros) e em MELBOURNE, na AUSTRÁLIA, em 1956 (16,35 metros).

76 a. nasce SÍLVIO BERLUSCONI, empresário e político italiano, em 29 de setembro de 1936.

69 a. nasce LECH WALESA, sindicalista e ex–presidente da POLÔNIA, no dia 29 de setembro de 1943.

65 a. da oposição da Liga Árabe à divisão da PALESTINA, em 29 de setembro de 1947.

60 a. da última apresentação ao público de FRANCISCO ALVES, o “REI DA VOZ”. No dia 29 de setembro de 1952, no LARGO DA CONCÓRDIA, em SÃO PAULO, ele fez o seu derradeiro show. Após a apresentação, ele foi para o RIO em seu BUICK PRETO. Perto de PINDAMONHANGABA, chocou-se contra um caminhão, morrendo carbonizado, aos 54 anos.

58 a. da criação da OERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), em 29 de setembro de 1954. Atualmente é o maior laboratório de pesquisa do mundo.

56 a. nasce o ator MARCOS FROTA em 29 de setembro de 1956.

50 a. de uma solenidade realizada no quartel do “BATALHÃO TOBIAS DE AGUIAR”, em 29 de setembro de 1962, comemorando o 30º Aniversário do término da Revolução Constitucionalista de 1932. As festividades foram iniciadas às 8:30 horas com o recebimento das bandeiras, seguindo-se a revista às tropas. Compareceram à solenidade entre outras autoridades: VIRGÍLIO LOPES DA SILVA, secretário da Segurança Pública; MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; ANTÔNIO HÉLIO XAVIER DE ALMEIDA, representando o presidente da Câmara Municipal; HILDA MACEDO, diretora da Polícia Feminina; General EURÍALE DE JESUS ZERBINI, chefe do Estado Maior do II Exército, ex-comandante geral da Força Pública; Capitão de Mar e Guerra HERIK MARQUES CAMINHA, chefe da Comissão Naval em SÃO PAULO; Coronel OLDEMAR FERREIRA GARCIA, comandante geral da FORÇA PÚBLICA. Foram condecoradas 16 bandeiras e estandartes dos Batalhões da FORÇA PÚBLICA que participaram da EPOPÉIA DE 32. Cerca de 58 medalhas foram entregues às famílias dos que tombaram no cumprimento do dever durante o Movimento de 32. Entre eles figuram o general JÚLIO MARCONDES SALGADO; o Tenente-Coronel ANTÔNIO PINTO DE OLIVEIRA; o Coronel OTÁVIO AZEREDO; o 1º Tenente JOSÉ ERNANI TRAVASSOS; O 1º Sargento BENEDITO ESPÓSITO; o 1º Sargento ADERBAL SERPA; o 3º Sargento RODERVAL RUBENS MARTINS; o Cabo ALFREDO DOS ANJOS FONSECA; o Coronel VIRGÍLIO RIBEIRO DOS SANTOS; o Cabo JOSÉ BORGES DA SILVA; o Coronel OSCAR DE MELO GAIA. Foram entregues também 26 medalhas a combatentes de 32 que ainda se encontram no serviço ativo: Coronel Monsenhor PAULO AURISOL CAVALHEIRO FREIRE; Coronel RODOLFO ASSUMPÇÃO; Tenente-Coronel WÁLTER JOSÉ HOLATZ NOGUEIRA; Major CÁLIO DE CAMPOS MONTES; Capitão OSVALDO TALARICO; Major FRANCISCO ANTÔNIO BIANCO JÚNIOR; Tenente-Coronel ANTÔNIO PAES DE BARROS NETO; Tenente-Coronel ADAUTO FERNANDES DE ANDRADE; Coronel JARBAS NOGUEIRA DE LIMA; Tenente-Coronel MARCO AURÉLIO CIDADE; Major AZAEL SIMÕES LEISTNER; Tenente LIBERTÁRIO PALUMBO; 2º Tenente LUIZ FELICIANO DE OLIVEIRA; Tenente-Coronel UBIRAJARA SILVEIRA; Major PAULO AFONSO FONSECA PIRES; Capitão TANCREDO COLAÇO; Coronel NABOR NOGUEIRA SANTOS; Tenente-Coronel HUGO DE ALMEIDA PORTELLA; Tenente-Coronel ALFREDO COSTA JÚNIOR; Tenente-Coronel DAGOBERTO VELTRI e várias praças que estiveram na Revolução.

Na mesma solenidade mais 800 medalhas MMDC foram entregues pelo Conselho da Sociedade Veteranos de 32-MMDC aos elementos da reserva e reformados da FORÇA PÚBLICA; ex-combatentes e civis veteranos da Revolução. Em seguida, foi lida pela senhora JULIETA SIQUEIRA, presidente da Associação de Viúvas e Órfãos da Caixa Beneficente, o “POEMA A NOSSA FORÇA PÚBLICA”, de autoria do CORONEL PEDRO PRADO FILHO. Logo depois discursou o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, seguindo-se a oração do TENENTE-CORONEL UBIRAJARA SILVEIRA, comandante do 1º BP, ambos lembrando os fatos admiráveis ocorridos durante a Revolução de 32.

48 a. de MAFALDA. Seu “pai”, o cartunista argentino JOAQUIN LAVADO, mais conhecido como QUINO já nem se lembra mais quando ela nasceu. Mas os fãs apostam: foi em 29 de setembro de 1964 que a primeira história em quadrinhos protagonizada por MAFALDA, uma garotinha de 8 anos, foi publicada na revista semanal “PRIMEIRA PLANA”, de BUENOS AIRES. Aquela foi a estréia das aventuras da menina, hoje uma quarentona, que detestava sopa com a mesma intensidade que exercitava seu humor cáustico sobre o momento político na AMÉRICA LATINA. QUINO, em entrevista ao jornal italiano “LA REPUBLICA”, revelou que se inspirou em uma de suas avós “uma mulher abertamente comunista”, para compor a personagem. O resto da trupe que durante anos freqüentou as páginas dos jornais argentinos, espanhóis e brasileiros, entre eles MANOLITO, FELIPE, LIBERDAD, nasceu da observação dos conflitos familiares e da revolução de costumes das décadas de 1960 e 1970. MAFALDA deixou de ser desenhada em 1973, mas mesmo sem ter histórias inéditas publicadas, ela ainda é considerada um símbolo de rebeldia para pelo menos duas gerações. QUINO criou MAFALDA para uma propaganda de eletrodomésticos, mas a idéia foi recusada e acabou virando tirinha de jornal.

46 a. nasce o ex-Prefeito da cidade de SÃO PAULO, CELSO PITTA, em 29 de setembro de 1966.

45 a. do TERRAÇO ITÁLIA, inaugurado em 29 de setembro de 1967.

44 a. da aprovação, pela grande maioria a nova constituição grega, proposta pelo regime do CORONEL GEÓRGIOS PAPADOPOULOS, em 29 de setembro de 1868.

42 a. GENERAL-DE-DIVISÃO AUGUSTO JOSÉ PRESGRAVE assume o Comando da 2ª Divisão de Infantaria em 29 setembro de 1970. Quem lhe passa o Comando é o GENERAL-DE-DIVISÃO ALOYSIO GUEDES PEREIRA (assumira em 23 de dezembro de 1968). Em 6 de fevereiro de 1972 a 2ª DIVISÃO DE INFANTARIA passa a se chamar 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO. O GENERAL PRESGRAVE comanda a 2ª DE até 18 de fevereiro de 1973.

38 a. foi no PACAEMBU que PELÉ fez sua última partida pelo SANTOS contra o CORINTHIANS, em 29 de setembro de 1974. Um alívio para os seguidores do PARQUE SÃO JORGE. PELÉ fez o CORINTHIANS de gato e sapato nos 17 anos em que enfrentou pelo SANTOS o rival paulista. Foram 50 jogos e 51 gols. PELÉ ajudou o SANTOS a ganhar 25 vezes e empatar outras 16. O CORINTHIANS venceu em nove ocasiões. Mas naquela tarde, PELÉ não foi bem. Jogou apenas 32 minutos antes de sair machucado. Era o fim do maior algoz que o CORINTHIANS teve no futebol de SÃO PAULO. Na partida, válida pelo Campeonato Paulista, o CORINTHIANS acabou vencendo por 1 a 0, gol de RIVELLINO. Um dia histórico para os corintianos.

33 a. da execução, em MALABO, do ex-ditador da GUINÉ EQUATORIAL, FRANCISCO MACIAS NGUEMA, por crimes cometidos durante seu mandato.

33 a. das anotações feitas em 29 de setembro de 1979: neste sábado faço mais uma viagem para POÁ. Minha mãe e minha filha MARIZETE falam sobre os atos praticados pela MARIZE, que na sua doença incurável continua se portando de maneira bastante estranha, causando apreensão para os familiares. MARIZE foi internada no dia 25 de setembro, depois de gozar apenas uma semana de alta (essa alta lhe foi dada a 19 de setembro). Foi mais um grande erro do Hospital Psiquiátrico da Cruz Azul. Ela não tem condições de viver normalmente em companhia dos outros e causa muita preocupação para todos. Minha mãe também fala da morte de uma das netas de meu tio ANZELINO, vítima de diabetes. Permaneço em POÁ até 18 horas. As notícias sobre minha filha MARIZE deixam-me acabrunhado. Não consigo encontrar uma saída para esse problema que atravessa anos. LUCINDA conta, em casa, sobre uma festa de “COSME E DAMIÃO” na casa do aleijadinho MANUELITO. Às 19 horas vamos visitar a mãe da LUCINDA, dona ESMERALDA. Ela leva doces para os pequenos MARCELO e ALEXANDRE, filhos da DORA e seu irmão JOSÉ. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está novamente de serviço. LUCINDA vai ficar com a GISLEIDE, sua esposa, até a chegada da MARLENE. Ali, assistimos o JORNAL NACIONAL e o filme da série “O INCRÍVEL HULK” intitulado “UM LUGAR SOLITÁRIO”. Na TV vimos: Presidente FIGUEIREDO participa da festa corintiana; a chegada do PAPA JOÃO PAULO II em DUBLIN, IRLANDA DO NORTE; GENERAL MENENDEZ desafia o Chefe do Exército argentino, GENERAL VIOLA; comemorações do nono aniversário da morte de NASSER.

31 a. falece RÔMULO BETANCOURT, ex-presidente da VENEZUELA, em 29 de setembro de 1981.

29 a. falece o senador ARNON DE MELLO, em 29 de setembro de 1983.

28 a. falece o Almirante ADALBERTO BARROS NUNES, em 29 de setembro de 1984.

26 a. do programa “RODA VIVA”. O programa estreou em 29 de setembro de 1986, quando a democracia ainda engatinhava, e seu primeiro entrevistado foi o ministro da Justiça, PAULO BROSSARD. Ao longo desses anos já passaram pelo centro da arena artistas, como GRANDE OTHELO; jogadores de futebol, como DADÁ MARAVILHA; índios, como o cacique DAVI YANOMANI, inúmeros políticos, entre eles ULYSSES GUIMARÃES, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, MÁRIO COVAS e ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES. Recentemente, PAULO MARKUN lembra a grande repercussão do programa com o deputado ROBERTO JEFFERSON, no início da crise do MENSALÃO, em junho de 2005, e a entrevista com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, também em 2005.

Em 1986, RODOLFO GAMBERINI entrevistou o Presidente do PT LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o líder comunista LUÍS CARLOS PRESTES; Em 1987, AUGUSTO NUNES entrevistou o sociólogo HERBERT DE SOUZA, o “BETINHO”, o ator GRANDE OTHELO e a sexóloga MARTA SUPLICY; em 1989, JORGE ESCOSTEGHY conversou com o presidente da Câmara Municipal EDUARDO SUPLICY, a atriz LUCÉLIA SANTOS; Em 1990, RODOLFO KONDER entrevistou o jogador PAULO ROBERTO FALCÃO e a ministra da Economia ZÉLIA CARDOSO; Em 1991, o governador do CEARÁ, CIRO GOMES e PEDRO COLLOR DE MELLO; em 1993, PAULO MALUF, candidato à prefeitura de SÃO PAULO e o maestro ANTÔNIO CARLOS JOBIM; Em 1994, a apresentadora era ROSELI TARDELI; Em 1994 ainda, HERÓDOTO BARBERO, que entrevistou o candidato do PDT, LEONEL BRIZOLA e o candidato do PSDB, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO; Em 1995, MATINAS SUZUKI JÚNIOR entrevistou DANIELA MERCURY, estrela da axé music e SÉRGIO MOTTA, ministro das Comunicações; em 1997, o escritor MARCELO RUBENS PAIVA; o entrevistador em 1998 era PAULO MARKUN. Este, entrevistou até hoje: o sertanista ORLANDO VILLAS BÔAS, o navegador AMYR KLINK, o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, o presidenciável do PSDB, JOSÉ SERRA, a senadora do PT, HELOÍSA HELENA, LULA, então presidenciável, o ministro do Desenvolvimento LUIZ FURLAN e o deputado ROBERTO JEFFERSON.

25 a. das seguintes anotações em 29 de setembro de 1987: nesta manhã (terça-feira), no CPAM-2, o TENENTE-CORONEL PM HORÁCIO, nosso colega do CAO-I-77, assumirá o Comando do 2º BATALHÃO DE TRÂNSITO. Quem entrega o cargo é o TENENTE-CORONEL PM ALBERTO NOGUEIRA SCHIAVETTI (transferido para o 13º BPMM).

No CAES, fico sabendo que os TENENTES-CORONÉIS PM FRANCISCO CIPRIANO e DURVAL SAMPAIO PONTES passaram para a reserva no posto de CORONEL. Dizem que serão promovidos a CORONEL: CEPEDA, PASIN e ROLIM.

Temos duas aulas de ATIVIDADES com o CORONEL PM BRANDÃO e outras duas de PM1 com o TENENTE-CORONEL PM PINHO. Nestas, o PINHO traz os CAPITÃES SCHEFFER e BOSCATTI para nos explicar o que está sendo feito quanto ao SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. A experiência no CPAM-1 já dura seis meses. Apenas 5% da população PM está computadorizada.

Às 13 horas, estou no Tribunal Regional do Trabalho com meus companheiros do CSP-87 e mais oficiais escalados para as atividades de hoje. Os oficiais são divididos em grupos. O que eu pertenço vai para o 18º andar assistir julgamentos da 5ª Turma.

Bem mais tarde, já às 17 horas, passamos a assistir, no 24º andar, um PAINEL DE DEBATES com os juízes RUBENS FERRARI, VANTUIL ABDALA, PEDRO PAULO MANUS, CARLOS ORLANDO GOMES, CORONEL PM BRANDÃO, CORONEL PM FUGA, CORONEL PM OCTÁVIO, CORONEL PM TASSO e TENENTE-CORONEL PM PAULO MACHADO.

As discussões são muito proveitosas, vão até às 18:30 horas. Em seguida, são entregues os Certificados aos que freqüentaram o Seminário. No encerramento, participamos de um coquetel no 22º andar. Permaneço com o TENENTE-CORONEL PM NEY, TENENTE-CORONEL PRUDÊNCIO e TENENTE-CORONEL GONZALEZ (os dois últimos pertencem à Polícia Nacional da BOLÍVIA).

Em casa, LUCINDA conta-me problemas relacionados com o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e o seu namoro infrutífero com a LUCILA, nossa vizinha de frente. A situação do JOÃO é delicadíssima. Seu divórcio ainda não foi realizado e ele nada pode fazer por enquanto. O namoro pende para o fracasso.

Hoje o IRÃ fuzilou o religioso MEHDI HASHEMI, acusado de venda secreta de armas dos ESTADOS UNIDOS ao IRÃ.

25 a. falece HENRY FORD II, industrial americano, em 29 de setembro de 1987.

25 a. da circulação das notas de MIL CRUZADOS, homenageando MACHADO DE ASSIS. Também eram colocadas em circulação as moedas de DEZ CRUZADOS, lançadas em 29 de setembro de 1987.

23 a. na reserva: Cel. NILO PINTO DA SILVA FILHO, em 29 de setembro de 1989.

20 a. do IMPEACHMENT DE FERNANDO COLLOR DE MELLO, em 29 de setembro de 1992. O congresso brasileiro destitui temporariamente o presidente, acusado de corrupção. ITAMAR FRANCO ocupa a presidência no dia seguinte. A edição do JORNAL DA TARDE trazia em sua capa uma lista que mostrava os votos declarados entre os deputados que seriam contra ou a favor do impeachment do presidente FERNANDO COLLOR. O JT aconselhava o leitor a usar a lista como um guia para acompanhar a votação. Além disso, no caderno SEU BOLSO, uma matéria reportagem o crescimento na venda de eletrodomésticos.

19 a. falece o jornalista DEMÓCRITO OLIVEIRA, em 29 de setembro de 1993.

19 a. falece GORDON DOUGLAS, cineasta norte-americano, em 29 de setembro de 1993.

18 a. da nomeação de WILLY CLAES, belga, para a Secretaria Geral da ONU.

15 a. falece o pintor e artista plástico norte-americano ROY LICHTENSTEIN, em 29 de setembro de 1997.

15 a. Como tenho de ir ao IBIRAPUERA hoje à tarde, participando de uma reunião preparatória no Monumento–Mausoléu do Soldado Constitucionalista, para os acertos finais da solenidade de 2 de outubro de 1997 uso o SANTANA em meu deslocamento para SÃO PAULO. Como terminou o rodízio de carros, o trânsito está bem pior nesta segunda-feira. Deixo o carro no CCB. Depois do meio-dia chove muito na cidade. O CORONEL ARY CANAVÓ quer que eu o acompanhe na ida ao IBIRAPUERA em seu Volkswagen, que também está no pátio do CORPO DE BOMBEIROS. Como o CORONEL CANAVÓ está muito gripado, há o perigo de contrair o vírus. O trânsito fica muito ruim nesta tarde. No Monumento Mausoléu chegamos às 14 horas. Somente bem depois é que despontam os oficiais que irão participar da reunião: DAMCO (CAPITÃO PM RODRIGUES); 12º BPMM (CAPITÃO PM AGRELLA); o CAPITÃO PM Capelão OSVALDO PALÓPITO e outros oficiais do choque, trânsito, Corpo Musical, DP, etc. Trata-se de delinear medidas para o evento do 65o. Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. O Coronel PAULO MIRANDA DE CASTRO coordenou essa reunião. São acertados todos os detalhes para a missa de encerramento da Revolução. Familiares do falecido veterano CÉSAR GIORGI (morreu em fins de agosto de 1997) acertaram conosco a introdução de seu nome na missa de réquiem marcada para o evento. Somente as 16 horas é que retornamos ao CORPO DE BOMBEIROS. CORONEL CANAVÓ tem agravado o seu estado gripal e eu bem perto de contrair essa gripe, já espirrando várias vezes. Passo pelo MMDC. Assino os cheques para pagamento dos funcionários. Somos obrigados a tirar 1.500 reais da poupança. A situação financeira da Sociedade não é boa. Converso com o Sr. GUILHERME LEVENSTEIN por telefone. Falamos sobre o 2 de outubro e a situação nova do Presidente do Conselho Supremo, agora com o CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, atual Comandante Geral da PMESP. Em casa, telefono para o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Ele acha que deverá haver a posse solene do novo Presidente do Conselho Supremo do MMDC. Mantenho um contato telefônico com a casa do Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. O nosso velho veterano está em CATANDUVA, na casa de uma filha, convalescendo da operação da hérnia. Estou lendo A REVOLUÇAO IMPOSSÍVEL, de LUÍS MIR.

14 a. falece a atriz JACIRA SAMPAIO, a tia ANASTÁCIA do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, em 29 de setembro de 1998.

14 a. das anotações feitas em 29 de setembro de 1998: mais uma manhã chuvosa e fria. Num lotação, nesta terça-feira, viajo até a estação ARMÊNIA. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO dá uma notícia sobre a solenidade de 2 de outubro. Também a FOLHA METROPOLITANA, de GUARULHOS, faz menção a esse evento. Telefono para o CORONEL PM ROBERTO LEMES, Assistente Militar do Poder Judiciário (TRIBUNAL DE JUSTIÇA) a fim de conversar sobre o 2 de outubro. No MMDC recebo o telefonema do CORONEL PM Ref OLAVO ALVES DE ANDRADE, nosso velho professor da Escola de Oficiais. Quer ele três exemplares do livro OS DEUSES ESTAVAM COM SEDE, de autoria de um seu parente. CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES liga para a Sociedade. Fala também sobre o 2 de outubro. Faço uma ligação sobre esse assunto para o CORONEL PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, nosso companheiro de turma. Recebemos muitas cartas de candidatos a deputado federal e deputado estadual. Estamos nos dias finais da campanha eleitoral. Dia 4 de outubro teremos as eleições. A cidade está coalhada de papéis e portas, muros, viadutos foram emporcalhados com cartazes e faixas dos candidatos. É uma verdadeira poluição visual.

O CORONEL ARY CANAVÓ vai ao Monumento Mausoléu com um secretário municipal que pretende fazer uma reforma do prédio. Às 15:40 horas retorno a GUARULHOS. LUCINDA queixa-se de dores na perna esquerda, por causa de varizes. Nesta noite consigo um outro grande feito no computador. Venço no xadrez pela segunda vez. Chamo o JOÃO GOMES, PAULO CÉSAR e LUCINDA para verem a situação em que dei o xeque-mate no rei inimigo.

O cantor AGNALDO TIMÓTEO, de 62 anos, perdeu a hora para cortar o cabelo no JASSA e participar de dois programas de televisão. Ele ainda protagonizou uma confusão em um avião da VASP que decolaria do aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO DE JANEIRO, com destino a SÃO PAULO. Irritado com a demora do voo 626, da ponte aérea, o cantor, também vereador no RIO, teria dado dois socos na comissária ELISA GOMES, chefe da equipe de comissariado.

Uma revolução foi promovida por MÁRIO SÉRGIO para a sua estréia como técnico do SÃO PAULO, amanhã à noite, no MORUMBI, contra o CRUZEIRO, pela COPA MERCOSUL.

O CORINTHIANS deu adeus, hoje, à COPA MERCOSUL. O TIMÃO acumulou a sua terceira derrota consecutiva, ao perder por 1 a 0 para o RACING, da ARGENTINA, em BUENOS AIRES. Segura a lanterna do GRUPO C do torneio sul-americano e agora sem chances de se classificar. No GRUPO E, o GRÊMIO bateu o VASCO por 1 a 0 e o UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHILE) venceu o RIVER PLATE (ARGENTINA) por 2 a 0.

Em MUNIQUE, pela COPA GRAND SLAM de tênis, a suíça MARTINA HINGIS venceu a espanhola CONCHITA MARTINEZ O espanhol FÉLIX MANTILLA bateu o francês NICOLAS ESCUDE e o sueco JONAS BJORKMAN ganhou do inglês TIM HENMAM.

No ATP TOUR DE MALLORCA, a dupla brasileira GUSTAVO KUERTEN e FERNANDO MELIGENI venceu a dupla norte-americana formada por BRANDON COUPE e JACK WAITE.

13 a. do enterro do veterano de 32 JOSÉ SOARES MARINS, em 29 de setembro de 1999.

13 a. falece o Brigadeiro GUSTAVO LEIGH, militar que ordenou o bombardeio ao Palácio de LA MONEDA, durante o golpe que derrubou o presidente do CHILE, SALVADOR ALLENDE, em 29 de setembro de 1999.

13 a. da inauguração do CREDICARD HALL, com um show de JOÃO GILBERTO e CAETANO VELOSO, em 29 de setembro de 1999.

12 a. em que um violento incêndio rompeu-se sob o viaduto "MIGUEL MOFARREJ", NA FAVELA DO CEASA. Foram destruídos cerca de dezoito barracos, causando também a interdição do viaduto, danificado pelo fogo, em 29 de setembro de 2000.

12 a. dos confrontos na Esplanada das Mesquitas de JERUSALÉM, em ISRAEL, causaram a morte de cinco palestinos ao término das orações do meio-dia, quando 20 mil fiéis muçulmanos se manifestaram e enfrentaram os soldados israelenses a pedradas. Centenas de palestinos também ficaram feridos. ISRAEL se preparava para as celebrações do ANO NOVO JUDÁICO DE 5.761 naquela noite, em 29 de setembro de 2000.

12 a. em que milhares de estudantes faltaram às aulas e saíram às ruas, nas principais cidades da IUGOSLÁVIA, para se juntar à população nas primeiras greves e protestos nacionais contra o presidente iugoslavo, SLOBODAN MILOSEVIC, em 29 de setembro de 2000. As manifestações foram convocadas para forçar MILOSEVIC a reconhecer sua derrota para o oposicionista VOJISLAV KOSTUNICA, na eleição presidencial de 24 de Setembro de 2000.

12 a. da DECISÃO DA MEDALHA DE OURO NO FUTEBOL MASCULINO, NA OLIMPÍADA DE SYDNEY: - CAMARÕES 2 x ESPANHA 2, no tempo regulamentar. Na prorrogação, não houve o "GOL DE OURO" e a decisão foi para os pênaltis. Venceu CAMARÕES por 5 a 3. A ESPANHA ficou com a Medalha de PRATA. O BRONZE ficou para o CHILE que venceu os ESTADOS UNIDOS por 2 a 0. Em 29 de setembro de 2000.

12 a. em que THOMAS HAROLD LONG, de 33 anos, foi encontrado morto num banheiro de um avião da Companhia LAN CHILE, que ia de SANTIAGO para os ESTADOS UNIDOS. Aparentemente, se enforcou com um cachecol, em 29 de setembro de 2000.

12 a. falece o jornalista EMÍLIO MATSUMOTO, aos 66 anos, de infarto, gerente de comunicação da NEC do BRASIL, em SÃO PAULO. Trabalhou nos jornais FOLHA DE SÃO PAULO e o ESTADO DE SÃO PAULO e nas Revistas VEJA e ISTO É. Morreu no dia 29 de setembro de 2000.



ACONTECEU EM 2 001 : - SÁBADO

VITIMA REAGE E MATA COM PEDRADA RAPAZ QUE QUERIA ESTUPRÁ-LA:- fingindo estar armado, ele obrigou a vítima a pular o muro de uma escola. Dentro do colégio, os dois brigaram, e ela jogou um bloco de concreto no agressor. O fato aconteceu na rua ANTÔNIO BARACHO DOS SANTOS, JARDIM SÃO CARLOS, zona sul de São Paulo.



PAQUISTANESES TEMEM TROCAR TALEBAN POR ALIANÇA DO NORTE:- depois de adotar a decisão de apoiar os Estados Unidos contra um regime até então aliado do PAQUISTÃO - o TALEBAN - os paquistaneses olham com preocupação para o cenário futuro no AFEGANISTÃO. A ALIANÇA DO NORTE é considerada um aliado da ÍNDIA, o principal inimigo do PAQUISTÃO.



CONSUELO ARAUJO NOGUERA, mulher do procurador-geral da COLÔMBIA e ex-ministra da CULTURA do País, foi assassinada após ter sido seqüestrada havia uma semana pela principal guerrilha do pais, as FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA - AS FARC. O corpo de CONSUELO, de 56 anos, foi encontrado hoje na inóspita região de SERRA NEVADA, com duas perfurações de bala.



O EX-PRESIDENTE DO VIETNÃ DO SUL, NGUYEN VAN THIEU, que dirigiu seu País em meio à uma guerra devastadora com o VIETNÃ DO NORTE, morreu em um hospital de BOSTON. Ele tinha 78 anos.



CASAL DE CHINESES É ASSASSINADO A PORRETADAS DENTRO DE CASA: - os matadores, também chineses, espancaram os dois comerciantes até à morte, no apartamento do casal, no 8o. andar de um prédio da rua Senador Queirós, 645, em Santa Ifigênia, região central da cidade de São Paulo.



FALECEU o Dr. ANTÔNIO DE PÁDUA FERRAZ NOGUEIRA, aos 68 anos. Era presidente do 1o. Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo.



FALECEU dona TAKE ISHIKAWA, avó do PAULO ISHIKAWA, sogra da MARGARIDA, internada há dias, com problemas decorrentes de um derrame cerebral. O corpo vai ser cremado.



A TV GLOBO reprisa hoje o último capítulo da novela PORTO DOS MILAGRES.



ASSISTO O FILME "ALGUÉM NA ESCURIDÃO", onde uma mulher é assediada por um psicopata, vizinho de uma casa onde ela foi morar com seu filho. O doente mental tinha assassinado sua mulher, nessa casa, e vivia escondido numa construção vizinha, que tinha ligação com essa moradia. Achava ele que a moradora da casa era sua esposa e que o filho desta era também seu filho.



FALECEU O CORONEL REFORMADO SEBASTIÃO RUFINO FREIRE, aos 84 anos. Era pai do Cel. Res. ANTÔNIO CARLOS RUFINO FREIRE.



2 002 : - 214y2518 12 (reprise) 141/20. DOMINGO

DEZ ANOS DEPOIS, SOBREVIVENTE E CORONEL DO MASSACRE SE ENCARAM. Essa é a manchete do jornal AGORA, neste domingo. Depois de 3.616 dias, dois homens da zona leste de São Paulo, que tiveram suas vidas transformadas pelo massacre dos 111 presos do Carandiru, puderam ficar cara a cara. UBIRATAN foi o responsável pela invasão da PM ao pavilhão NOVE da CASA DE DETENÇÃO de SÃO PAULO, em 2 de outubro de 1992. Nesse dia, quando os corredores do Carandiru foram transformados em rios de sangue, JORGE – que estava lá preso por roubo, em sua segunda passagem por uma cadeia – teve de se esconder embaixo dos corpos de seus companheiros de cárcere para não ser a 112 ª vítima da chacina.

(a reportagem está guardada em caderno à parte de minhas memórias)



A CATEDRAL DA SÉ reabre suas portas depois de 29 meses de reforma. Uma missa está sendo celebrada às 11 horas desta manhã. O governador GERALDO ALCKMIN e a prefeita MARTA SUPLICY estão presentes na cerimônia. Políticos, secretários de Estado e municipais, religiosos e empresários também acompanham a missa. Um concerto de sinos, comandados pelo carrilhador holandês GERARD WAARAD, marca o começo do evento. O coral BACARELLI interpreta a maioria dos cânticos em latim e encanta as pessoas que acompanham o ato. O cardeal–arcebispo dom CLÁUDIO HUMMES celebra a missa. NA PRAÇA DA SÉ, telões mostram a cerimônia religiosa para os milhares de fiéis que não puderam entrar na Catedral.

Cerca de 250 religiosos de 53 países estão reunidos no RIO, para discutir os efeitos da globalização no trabalho da Igreja Católica em portos e navios do mundo, no 21º CONGRESSO INTERNACIONAL DO APOSTOLADO DO MAR. O evento discutirá ainda os problemas da indústria pesqueira, dos marinheiros e dos padres do setor. O APOSTOLADO DO MAR é um setor do PONTIFÍCIO CONSELHO para a PASTORAL DOS IMIGRANTES e ITINERANTES DA IGREJA e realiza encontros mundiais a cada cinco anos, desde o fim do século XIX. Essa é a primeira vez que a AMÉRICA LATINA está sendo sede do evento. O encontro começa hoje e vai até o próximo sábado, dia 5 de outubro. A abertura acontece com uma missa na Igreja da CANDELÁRIA. Os cerca de 250 religiosos (entre eles, 18 bispos, 80 padres e 7 irmãs) participarão de debates, todos os dias, no HOTEL GUANABARA, no centro do RIO, e ainda terão visitas organizadas ao PORTO DO RIO e a pontos turísticos da cidade, como o CORCOVADO, o PÃO DE AÇÚCAR e as praias.



Há exatamente DEZ ANOS, uma sessão da Câmara mudou a História do BRASIL. Em votação nominal, 411 deputados disseram SIM pela autorização da Câmara para que o Senado desse início ao processo de IMPEACHMENT do então presidente FERNANDO COLLOR.

O prefeito de GUARULHOS, ELÓI PIETÁ, entrega neste domingo a maior obra viária de sua administração: o Complexo da Marginal BAQUIRIVU. São mais de seis quilômetros de vias, um viaduto e duas pontes que vão tirar dois mil veículos/hora da Via Dutra, no pico da manhã, além de desviar um total de 300 carros por hora da rodovia HÉLIO SMIDT, principal acesso ao Aeroporto de CUMBICA. O Complexo BAQUIRIVU vai ligar as avenidas JAMIL JOÃO ZARIF (TABOÃO) e MONTEIRO LOBATO (PARQUE CECAP). Será um acesso direto da Base Aérea de CUMBICA ao centro de GUARULHOS.

O PM JOÃO está de serviço no CSM/AM e não pode me levar até POÁ. Faço a viagem de ônibus e metrô-ferrovia. Na estação BRÁS, torcedores do CORINTHIANS e do SÃO PAULO se enfrentam. Hoje, logo mais, teremos o clássico CORINTHIANS x SÃO PAULO e os ânimos estão à flor da pele. Muita correria e susto nos usuários do corredor que une o metrô à ferrovia. Os trabalhos do PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO prosseguem, principalmente com relação à imensa cobertura metálica, que dá um novo visual ao local. Aproveito o tempo para ler a revista ÉPOCA. Entre os assuntos mais interessantes: a derradeira semana de LULA, GAROTINHO, SERRA e CIRO. No próximo domingo teremos a ELEIÇÃO mais esperada neste século, com possibilidades de mudanças radicais na vida brasileira. Com isso, um dos ingredientes perversos é a especulação cambial. Há grandes possibilidades do DÓLAR ultrapassar os quatro reais, o que seria altamente pernicioso para a economia brasileira. Leio uma reportagem sobre o livro de FÁBIO KOIFMAN – QUIXOTE NAS TREVAS – relembrando um personagem esquecido pela história oficial –o embaixador LUIZ MARTINS DE SOUZA DANTAS (1876-1954) que salvou centenas de refugiados judeus das mãos dos nazistas. Ficou conhecido como “SCHINDLER BRASILEIRO”, pelas semelhanças com o herói retratado no filme de STEVEN SPIELBERG”.



Também o quadro mundial é nebuloso para os próximos dias: a estratégia de BUSH – PLANO DE GUERRA CONTRA O IRAQUE – não agrada em nada o cenário das nações. Há muitos países contra o novo sistema de defesa dos ESTADOS UNIDOS.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO irá deixar o governo e pretende montar um escritório em São Paulo. Doze empresários estão negociando a compra de um andar no EDIFÍCIO ESPLANADA, no centro da cidade. No lugar funcionará a SOCIEDADE DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS, uma ONG que FHC presidirá a partir de janeiro de 2003. O novo escritório em que FHC vai despachar a partir do ano que vem já foi símbolo da elite paulista. Abriga há 50 anos o AUTOMÓVEL CLUBE DE SÃO PAULO. Fica no 6º andar do edifício, com vista para os jardins do TEATRO MUNICIPAL e para o VIADUTO DO ANHANGABAÚ.



Vamos encontrar uma dona ALICE cuidando do almoço, bastante entusiasmada neste domingo. Quer saber de notícias de casa, principalmente de dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA, que, no último dia 27, completou um mês em nossa casa. Diz que a avó do ADALVO não vai bem da saúde. Está com 92 anos e reside em SANTA BÁRBARA D´OESTE, onde se encontra o ADALVO, já há alguns dias, pois recebeu a notícia de que ela estava desenganada pelos médicos. Não vejo a MARIZETE, apenas tendo conversado com meu neto FELIPE. Também vamos conversar com meu primo RENATO e seu filho LEANDRO. O RENATO vai me mostrar obras do futuro SUPERMERCADO VERAN, situado bem defronte das propriedades de minha mãe. A estrutura de concreto do futuro estacionamento já está montada. O ABRIGO BATUIRA também cuidou da fachada de um dos principais prédios que restaram após a venda de dois casarões para os sócios da VERAN. Uma grade bonita dá uma vista agradável para a nova fisionomia do ABRIGO BATUIRA.

O RENATO leva-me até a estação de POÁ. O jogo CORINTHIANS X SANTOS vai ficar em 2 a 2 . O alvi-negro assume a liderança isolada do CAMPEONATO BRASILEIRO. No outro clássico, vamos ter SANTOS 1 x PALMEIRAS 1, mas o alvi-verde ainda é o lanterna da competição. Outros resultados: VASCO 4 x PORTUGUESA 0; PONTE PRETA 3 x FLAMENGO 1; GOIÁS 4 x GRÊMIO 1 ; FIGUEIRENSE 2 x GAMA 1; PAYSANDU 5 x ATLÉTICO (MG) 2.



RUBENS BARRICHELLO venceu o GP DOS ESTADOS UNIDOS e ficou com o vice–campeonato do MUNDIAL DE F 1. É o melhor resultado do BRASIL desde o vice de AYRTON SENNA em 1993. RUBINHO só ganhou porque MICHAEL SCHUMACHER permitiu a ultrapassagem na linha de chegada. JUAN PABLO MONTOYA chegou em terceiro. O quarto foi JARNO TRULLI; 5º, JACQUES VILLENEUVE; 6 º , GIANCARLO FISICHELLA.



Uma onda de saudosismo marcou os visitantes que percorreram hoje um quarteirão da Rua MARIA ANTÔNIA, no centro da cidade, justamente entre as ruas DR. VILA NOVA e ITAMBÉ, devidamente interditado para o trânsito de carros. Ali, sob uma cobertura portátil, um público de idades distintas conheceu (ou lembrou) os acontecimentos de outubro de 1968, quando um confronto entre os estudantes da USP e os do MACKENZIE distinguiu nitidamente opositores e apoiadores do regime militar. A sétima edição de A REVISTA, publicação bimestral da Editora TAKANO, focaliza os acontecimentos que marcaram o ano de 1968.



O novo arcebispo de MILÃO, cardeal DIONIGI TETTAMANZI, de 68 anos, entrou hoje oficialmente e de forma solene em sua nova diocese, uma das mais influentes do mundo católico. O cargo o coloca entre os favoritos à sucessão do PAPA JOÃO PAULO II. Seu antecessor no cargo, o cardeal CARLO MARIA MARTINI, renunciou ao completar 75 anos, no dia 15 de fevereiro de 2002. TETTAMANZI foi titular da diocese de GÊNOVA até receber a nomeação e é um dos maiores críticos da globalização.



O professor universitário BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE OLIVEIRA, de 29 anos, foi preso hoje de madrugada, acusado de espancar e violentar garotas de programa no BOM RETIRO. Depois de atacar duas mulheres, BRÁULIO foi autuado em flagrante por lesão corporal e atentado violento ao pudor pelo delegado ALFREDO JUNG, no 2º DISTRITO POLICIAL (BOM RETIRO). BRÁULIO é professor e consultor de empresas da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SÃO PAULO.



Terminou hoje da madrugada, depois de cerca de dez horas, a rebelião das detentas da Penitenciária Feminina do Carandiru. Elas haviam feito duas agentes penitenciárias como reféns por volta de 17 horas de ontem, em protesto contra maus–tratos que estariam sofrendo. Por volta das 3 horas, já com a presença da Tropa de Choque no local e após muita negociação, o motim acabou com a transferência das presas. Ainda na noite de ontem, três detentos fugiram do Centro de Ressocialização de MOCOCA. Já em BARRETOS, dois presos fugiram da cadeia municipal hoje de madrugada, cavando um túnel na cela em que estavam, em direção à rua. A fuga só foi descoberta pela manhã.



ISRAEL decidiu suspender o cerco ao quartel–general do líder palestino YASSER ARAFAT, hoje, um dia depois de o presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH ter exigido o fim do bloqueio. A decisão de retirar as tropas das proximidades do QG de ARAFAT foi tomada em uma reunião convocada pelo primeiro–ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, com ministros de seu gabinete. Porém, o Exército vai continuar perto do local para deter 50 palestinos procurados pelas forças israelenses.



Autoridades senegalesas assumiram hoje a responsabilidade pelo naufrágio de um ferry–boat que matou centenas de pessoas na quinta-feira, dia 26 de setembro. Equipes de resgate recuperaram mais 300 corpos e cerca de 100 sobreviventes foram retirados do mar. Estima-se que 800 pessoas estavam a bordo da embarcação, que naufragou na costa oeste da ÁFRICA. A causa da tragédia foi o excesso de passageiros e o governo irá indenizar as famílias das vítimas.



2 003 : - 201 181 - 1155/ IV SEGUNDA-FEIRA

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – empresa ligada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, iniciou o processo de reconstituição do trecho viário entre as ruas BRIGADEIRO TOBIAS e CÁSPER LÍBERO, no bairro da LUZ, na capital. A iniciativa é parte do Projeto Integração CENTRO, da CPTM, que permitirá ligação direta entre as linhas da ferrovia e as do Metrô, na Estação da LUZ. As obras exigiram a interdição da RUA MAUÁ em dezembro de 2001, quando começaram as escavações da vala de 14 metros de profundidade e 150 metros de extensão, para a construção do acesso subterrâneo da Estação da LUZ. O trecho reaterrado tem aproximadamente 10,5 metros de largura por 150 metros de extensão e quatro metros de profundidade. Para realizar a obra está sendo reconstituída a infra-estrutura de drenagem de águas pluviais, esgotos e dutos da ELETROPAULO, que foi remanejada para a abertura da vala. Estima-se que para reaterrar este trecho da RUA MAUÁ será movimentado um volume de 6,1 mil metros cúbicos de terra, compactados a cada camada de 25 centímetros. A CPTM instalou 150 metros de telas de náilon e metálica para proteger os transeuntes – que circulam sob as marquises dos antigos prédios da RUA MAUÁ – de possíveis fragmentos que possam se desprender das construções durante o processo de compactação. A conclusão dos serviços está prevista para o final de outubro.



Com 17 graus de temperatura, vou para o centro de SÃO PAULO. Ao passar, de ônibus, pela PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO, observo que estão sendo construídas as pilastras para o sétimo andar de um enorme prédio que, possivelmente, seja mais um HOTEL em GUARULHOS, defronte do ÍBIS HOTEL.

Almoço com oficiais do MMDS na Associação dos Oficiais da Reserva. Ali, encontro o CORONEL CARLINI. Diz ele que é candidato à presidência da Diretoria Executiva da AORPM, tendo o CORONEL THESEO como candidato à presidência do CONSELHO DELIBERATIVO. As eleições serão realizadas em fins de 2003. O CARLINI é oposição à chapa que tem como candidato o CORONEL HERMES CRUZ. A idéia do CARLINI é de renovação na AORPM, onde há muitos anos uma equipe passou a dirigir a Associação e não mais houve modificações dignas de registro. Converso com o CORONEL MÁRIO MARGARIDO, MAJOR VICTÓRIO, vários capitães. Depois, por volta das 14 horas, estou no MMDC.

Temos de mandar convites para dez Entidades que participaram do Desfile de NOVE DE JULHO, para o evento de 2 de outubro, quando serão entregues CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO para as mesmas. Isso é algo trabalhoso. Mantenho contato com MARCELO, da UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO. Depois de centenas de trabalhos de alunos sobre o Movimento Constitucionalista de 32, os melhores foram condensados num livro que está para ser editado. Quer o MARCELO uma reunião conosco, no dia 3 de outubro, para expor o projeto do trabalho.

O Sr. MARCONDES comparece quase às 16 horas. Diz que esteve no QUARTEL DO COMANDO GERAL DA PMESP para discutir uma carta subscrita por HORÁCIO BOSON FILHO, dirigente de um museu em CAPELA DO ALTO, altamente difamatória contra o Exército. A mesma já foi discutida em reunião do CONSELHO SUPREMO, pois indevidamente traz um carimbo MMDC. Isso será um dos pontos em discussão na reunião da DIRETORIA EXECUTIVA, marcada para amanhã. O Cel RENALDO, tesoureiro, telefona-me para dizer que estará impossibilitado de comparecer na reunião porque irá levar sua esposa ao médico. Estamos conversando quando chega o Cel. Res. PAULO CÉZAR NEVES. Ele quer se encontrar com o Cel. MENDES, mas o nosso vice-presidente não veio hoje e nem telefonou. Tento manter um contato com ele, mas o celular está desligado. Permaneço na Sociedade até às 16:20 horas.

Em casa, LUCINDA conta-me que o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR não está bem de saúde, com tonturas, enjôo e certas dores no peito. Encontra-se deitado. Quando ele levanta, aconselho-o a ir ao médico amanhã.



SÃO PAULO VIVE UM DIA DE FAROESTE: de madrugada, investigador reagiu a assalto dentro de uma lanchonete. O ladrão morreu e um cliente ficou ferido. De manhã, assaltantes tentaram roubar uma produtora na região da Avenida BANDEIRANTES. Na troca de tiros com a polícia, três pessoas ficaram feridas. À tarde, na região central da cidade, PRAÇA DO CORREIO, confusão entre camelôs e fiscais acabou com cinco pessoas baleadas.



RIVALDO curte a fase de filho pródigo. O craque voltou ao MILAN ontem, depois de anunciar rompimento de contrato, viajou para VIGO e pode ser aproveitado no segundo tempo da partida de 1º de outubro com o CELTA, pela COPA DOS CAMPEÕES.



A Favela da VILA PRUDENTE teve cerca de 20 casas, entre construções de madeira e de alvenaria, incendiadas na manhã de hoje, deixando 22 famílias (104 pessoas) desabrigadas. Localizada entre a rua DIANÓPOLIS e a avenida LUÍS INÁCIO DE ANHAIA MELO, a favela tem uma população de aproximadamente 3 950 pessoas.



O PM MARCOS MAIZANO BRANCO, de 23 anos, é acusado de ser o autor do disparo que matou a veterinária SANDRA GARCIA DE SOUZA, de 36, durante uma briga de trânsito na madrugada do último sábado, dia 27, em ERMELINO MATARAZZO. Hoje, a polícia apreendeu o carro do pai de MAIZANO – um GOL verde, que o PM estaria dirigindo no dia do crime – e prendeu um amigo do PM que o teria acompanhado no bate-boca com SANDRA.



TERRÍVEL. Esta foi a palavra que a relatora da ONU, ASMA JAHANGIR mais repetiu depois de visitar hoje a Unidade de Atendimento Inicial da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, no BRÁS. No prédio onde cabem 62 adolescentes, estão mais de 500. O presidente da FEBEM, PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA E COSTA deixou que ASMA fizesse a visita sozinha. Os jornalistas não puderam acompanhá-la. Os dados estarão no relatório que ASMA vai apresentar após deixar o BRASIL, esta semana.



O embaixador MARCOS AZAMBUJA, ex-titular da Embaixada Brasileira na FRANÇA, teve o apartamento assaltado, no FLAMENGO, no RIO. Os assaltantes fugiram em um táxi e atiraram contra uma cabine da Polícia Militar, localizada a 200 metros do local.



O Ministério do Trabalho da RÚSSIA declarou que foi ilegal a demissão da bailarina ANASTASIA VOLOCHKOVA do grupo de balé do TEATRO BOLSHOI. Segundo o Ministério, o BOLSHOI violou a lei trabalhista ao demitir uma bailarina que tinha contrato de trabalho até o fim do ano e deverá readmiti-la. ANASTASIA perdeu o emprego sob a justificativa de que seria muito gorda e alta.



FECHADO acordo entre a indústria fonográfica e 52 acusados de baixar ilegalmente músicas da internet, que pagaram até dez mil dólares para encerrar os processos.



DIVULGADO que 200 mil doentes mentais e físicos foram mortos em câmaras de gás, por injeção letal ou inanição na ALEMANHA, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. O Arquivo Federal Alemão, em BERLIM, foi quem anunciou essa descoberta.



YUKICHI SHUGANJI, 114 anos, o homem mais velho do mundo, morreu de causas naturais, em sua casa, em OGORI, província japonesa de FUKUOKA. Sua família anunciou hoje que ele morreu na noite de ontem, domingo, após tomar um suco de maçã. SHUGANJI nasceu em 23 de março de 1889 e trabalhou com criador do bicho-da-seda após se formar em uma escola técnica, no início do século XX. Bebia leite todos os dias. Há três anos SHUGANJI começou a perder a visão. Embora passasse a maior parte do tempo deitado, fazia três refeições diárias e mastigava balas duras com os próprios dentes. No JAPÃO também vive a pessoa mais velha do mundo, uma mulher: KAMATO HONGO, que mora na ilha de KYUSHU, província de KAGOSHIMA. Ela fez 116 anos recentemente.



Um tribunal britânico condenou hoje à prisão perpétua o imigrante ABDULLAH YONES, de 47 anos, que assassinou sua filha HESHU, de 16 anos, porque ela adotara costumes ocidentais e namorava um libanês cristão, de 18 anos. Em outubro de 2002, ele cortou a garganta dela e ainda a esfaqueou por dezessete vezes. YONES tentou o suicídio, também tentando cortar a sua garganta, atirando-se de uma janela.



ASSISTO na GLOBO um filme de 1999, CONSPIRAÇÃO FATAL. Direção de ANTHONY HICKOX, com DOLPH LUNDGREN, MYSTO CASTRO e JON PENNELL. E não é que o rosto petrificado de DOLPH ataca também nesse canal de TV? Aqui, ele é um veterano piloto de caças da Força Aérea Americana, condenado injustamente pelo roubo de uma arma militar secreta. Decidido a limpar o seu nome, ele foge da prisão para ir em busca dos verdadeiros culpados. Realmente, é curioso notar que, mesmo em meio a tiros e explosões, DOLPH mantém uma expressão de quem está filosofando sobre a vida após a morte. O desfecho é inacreditável. O arquiteto de toda a conspiração é justamente o seu comandante.



2 004 : - QUARTA-FEIRA

O Comandante do 8º DISTRITO NAVAL tem a honra de convidar V. EXa/ V.Sa. e família para as comemorações alusivas à data que consistem de cerimônia cívico-militar, exposição e lançamento de carimbo comemorativo, a realizar-se no dia 29 de setembro de 2004, às 10h30, no Comando do 8º Distrito Naval, situado à Rua ESTADO DE ISRAEL, 776, VILA MARIANA, SP.

O CORONEL MENDES irá agora cedo ao 8º DISTRITO NAVAL. Como tenho muita coisa para fazer em casa nesta manhã, não posso comparecer nesse evento.

O JOSÉ, irmão da LUCINDA, tem necessidade do RG do falecido Sr ANTÔNIO seu padrasto. Procurei os documentos da família, ontem, durante horas, em minha biblioteca. Não achei o que se precisa, mas vamos tratar de tirar uma cópia da Declaração de Óbito, onde vários dados poderão levar à obtenção do RG junto aos órgãos competentes. O JOSÉ vem nessa manhã em casa. Ele procura legalizar a situação da escritura do terreno onde construiu sua casa, herança de dona ESMERALDA e Sr ANTÔNIO (ambos falecidos).

Mantenho contato telefônico com o advogado ROMAGNOLI a respeito de um jantar que acontecerá amanhã na TRATORIA DA CONCHETA, na BELA VISTA, onde a advogada CÉLIA MARCONDES, candidata à vereadora pelo PARTIDO VERDE, quer o nosso encontro às 20 horas. Explico a ele que o projeto do novo estatuto da Sociedade foi entregue ontem no QUARTEL DO COMANDO GERAL, direcionado ao CORONEL MOYSÉS.

Recebo um telefonema da doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Está preocupada com a solenidade de 6 DE OUTUBRO, quando o Cmt Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, receberá o COLAR DO CENTENÁRIO da instituição. Logo em seguida faço um contato com a 5ª Seção EM/PM e converso com o MAJOR LUZ a respeito do evento e peço a ele para se entender com a doutora NELLY, sobre a programação e distribuição de convites.



O DIÁRIO DE SÃO PAULO publica hoje (29 de setembro) na coluna “DIÁRIO DO LEITOR”, uma carta de LURIN JÚNIOR, de SERRA NEGRA:

“Quando nos alistamos para participar da epopéia de 1932, estávamos motivados pelo sentimento de patriotismo e pela vontade de termos uma Constituição. Fomos vencidos por forças superiores, mas não nos nossos ideais. Passados alguns anos, o Governo do Estado nos concedeu uma pensão, que hoje é de R$300. Como já tenho 92 anos, essa quantia me ajuda na compra de remédios. Os sobreviventes já estão com mais de 90 anos e hoje em dia quase não podemos caminhar nas paradas de 9 de julho. Então pergunto, será que não merecemos aumento como os funcionários estaduais? Para os governantes é satisfatório assistir às referidas paradas, pois são jovens e não sabem do sofrimento e do sacrifício que tivemos de enfrentar, saindo para uma guerra sem saber o que nos esperava, abandonando nossos pais e filhos, Não nos alistamos para receber qualquer benefício, mas, passados tantos anos, não queremos ser lembrados apenas no dia 9 de julho.



Com temperatura de 29 graus, vou para a cidade de SÃO PAULO. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. Entrego ao VASCO o disquete do projeto do novo estatuto a fim de colocar no computador da Sociedade, fornecendo uma cópia para o presidente. Depois, vou almoçar com os oficiais do MMDS. Comentamos o estatuto que estamos planejando para revitalizar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que atravessa uma crise sem precedentes. Quando são 15 horas, estou a caminho, novamente da Sociedade, mas na Rua TABATINGUERA encontro o TENENTE-CORONEL Ref MOACYR e o advogado TUFI, ambos da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Conversamos sobre o MMDC e isso atrasa o meu encontro com o MENDES, marcado para 15 horas. Ele está na Sociedade, telefonando para a CORONEL Fem PM LAUDINÉA. O MENDES esteve pela manhã no 8º DISTRITO NAVAL e ali soube que nem Exército, nem Marinha, nem Aeronáutica, tinham recebido convite para o 2 de outubro. Ele já fizera um contato telefônico com o Sr MARCONDES explicando o que está acontecendo. Logo depois, o presidente quer falar comigo, por telefone. Está muito nervoso, dizendo que o CORONEL MENDES está fazendo "futricas" com as pessoas a respeito do 2 de outubro. Tento explicar o que está acontecendo, mas ele desliga o telefone. Depois, o CORONEL MENDES procura conversar, via fone, com ele, mas decididamente o Sr MARCONDES não quer conversa conosco. Demonstra irritabilidade, parecendo que é o dono da Sociedade, não aceitando interferência dos outros. O MENDES ainda procura conversar com dona CÉLIA a respeito do que está acontecendo, pedindo a sua interferência no sentido de dizer ao presidente que longe está a idéia de “futrica”. O objetivo é a de corrigir falhas existentes.

Em seguida, comparecemos ao local onde trabalha o desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS. Ali, encontramos o poeta PAULO BOMFIM. Entregamos a ele uma cópia do projeto do novo estatuto do MMDC. Outra cópia do projeto é entregue para o desembargador CORRÊA DIAS.

O MENDES está com o carro no pátio do Corpo de Bombeiros. Ele vai me deixar nas imediações da estação ARMÊNIA, do metrô.

Em casa, procuro telefonar para o CHEFE DE GABINETE do Cmt Geral. O CORONEL MOYSÉS explica-me que já está de posse no projeto do novo estatuto. Fala-se do próximo passo a ser dado: reunião do CONSELHO SUPREMO (a última) para os fins de outubro. Aproveito a oportunidade para falar com ele a respeito da CARTA AOS PÓSTEROS, a fim de contentar o professor EGBERTO MAIA LUZ. O MOYSÉS diz que esse problema está com o Cmt Geral, que até agora não se pronunciou a respeito.



Entro em contato com o TENENTE ANÍSIO, do CPAM-1, atualmente em gozo de licença-prêmio. É que não encontramos até agora o RG do Sr ANTÔNIO, padrasto da LUCINDA, falecido em 7 de fevereiro de 1989. A advogada MARA BORGATTO precisa do RG para tratar do inventário de uma casa deixada pelo falecido, que o JOSÉ pleiteia junto aos demais herdeiros. Ele mora nessa casa desde que casou e a construiu. Dou todos os dados que tenho do Sr ANTÔNIO e o ANÍSIO irá pesquisar a respeito. Há uma certa facilidade na procura porque o tenente trabalha no serviço reservado.



DIÁRIO OFICIAL DE 29 DE SETEMBRO DE 2004 PUBLICA DUAS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA:

TENENTE-CORONEL PM ORLANDO ANTUNES RODRIGUES, atual comandante do 20º BPMI. Ele nasceu em 2 de novembro de 1954. Entrou na PMESP em 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1989.Sua promoção a TENENTE-CORONEL data de 24 de maio de 23.



MAJOR PM ÉRCIO JOSÉ INÁCIO. Nasceu em doze de agosto de 1956. Entrou para a PMESP em 12 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto 1983; 1º Tenente- 03 de dezembro de 1984; capitão – 24 de maio de 1989; major – 25 de agosto de 2001.



O PALMEIRAS salvou a honra do futebol paulista na rodada de hoje do CAMPEONATO BRASILEIRO. O time do técnico ESTEVAM bateu o SÃO CAETANO por 3 a 1, no PARQUE ANTÁRTICA, e vai embalado para o clássico com o SÃO PAULO, no sábado, dia 2 de outubro. No RIO, o CORINTHIANS abusou do direito de perder gols e ficou no empate de 0 a 0 com o FLAMENGO. Já o SANTOS caiu diante do INTERNACIONAL por 2 a 1, em PORTO ALEGRE, e perdeu a liderança para o ATLÉTICO PR, que bateu o VITÓRIA por 3 a 2. OUTROS JOGOS: PARANÁ 2 x VASCO 1; CRICIÚMA 1 x GUARANI 1; GOIÁS 1 x JUVENTUDE 2; PONTE PRETA 1 x BOTAFOGO 1.



O rottweiler TYSON, que matou seu dono, o analista de sistemas RENATO DANESI NETO, de 55 anos, foi retirado hoje do Centro de Controle de Zoonoses pela viúva da vítima, VALÉRIA BERNADETE DANESI, de 51 anos, depois da cerimônia de cremação. O animal matou o dono para impedir que ele agredisse VALÉRIA. O Centro recebeu várias propostas de adoção do cão. TYSON matou DANESI NETO durante uma briga do casal na madrugada de ontem, no JARDIM ARICANDUVA, zona leste. O analista deu um soco no rosto de VALÉRIA e o cão o mordeu nas pernas. Ferido, DANESI se trancou em um banheiro, onde morreu provavelmente em conseqüência de hemorragia intensa.



Na madrugada de hoje, um carro roubado em agosto foi encontrado em frente à Delegacia Seccional de TABOÃO DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO, com 96 bananas de dinamite. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar passou quatro horas examinando o veículo, um APOLLO 91. Essa quantidade de explosivos é suficiente para destruir um prédio de quatro andares.



A médica anestesista CILIANE FERIOLLI ALVES, de 40 anos, levou 18 facadas hoje de madrugada, na VILA POMPÉIA, zona oeste da Capital. O acusado do crime é o carioca MÁRCIO JOSÉ BARROS, de 28 anos, que morava com a vítima há um ano e meio no Condomínio HAPPY PLACE, na rua DOUTOR MIRANDA DE AZEVEDO. O porteiro do condomínio viu BARROS deixar o prédio no carro da anestesista. O veículo foi encontrado abandonado na rua MAJOR DIOGO, na BELA VISTA, região central de SÃO PAULO. Mesmo bastante ferida, CILIANE conseguiu se arrastar até a porta do apartamento e pedir socorro. A cena foi filmada pelas câmeras instaladas no elevador. MÁRCIO também foi filmado no elevador, quando saía do prédio. Vizinhos ligaram para o porteiro do prédio, que acionou a Polícia Militar. A anestesista está internada no Hospital das Clínicas. Seu estado é razoável, segundo os médicos do HC.

Três mulheres reconheceram por fotografias o presidente da Câmara Legislativa do DISTRITO FEDERAL, deputado BENÍCIO TAVARES MELO (PMDB), como um dos homens que estavam no iate AMAZÔNIA numa suposta orgia sexual. O deputado, que utiliza cadeira de rodas para se locomover, licenciou-se do cargo nesta quarta-feira.



DANIFICADAS duas obras na 26ª BIENAL DE SÃO PAULO. A instalação do artista cubano JORGE PRADO foi pichada com um “não” e a do artista chinês XU BING foi danificada por um grupo de crianças, nos dias 27 e 29, em SÃO PAULO.



PREMIADOS os jornalistas ANDREI MEIRELES, GUSTAVO KRIEGER, DIEGO ESCOSTEGUY e NELITO FERNANDES, da revista ÉPOCA, com o prêmio EMBRATEL de melhor matéria em jornal e revista, com a série sobre o caso WALDOMIRO DINIZ, no RIO DE JANEIRO.



Faleceu o jornalista JOSÉ APARECIDO, aos 74 anos. Foi repórter, chefe de reportagem, editor do caderno regional da FOLHA DE SÃO PAULO, e correspondente do CORREIO DA MANHÃ, do RIO. Exerceu, ainda, as funções de assessor de imprensa das secretarias estaduais de Transportes, Interior e Agricultura. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SÃO PAULO. Destacou-se como um dos líderes do movimento de protesto contra as prisões de jornalistas, durante a ditadura militar, em 1975, quando ocorreu a morte do jornalista WLADIMIR HERZOG, em dependência do II EXÉRCITO. Residia em PRESIDENTE EPITÁCIO, desde 1996, quando ali fundou o jornal CORREIO DO PORTO, do qual era editor. Também foi editor do bissemanário A FRONTEIRA.



A emissora de TV árabe AL-JAZEERA divulgou um novo vídeo em que o engenheiro britânico KENNETH BIGLEY, seqüestrado no IRAQUE, renova o apelo ao primeiro-ministro da GRÃ-BRETANHA, TONY BLAIR, para que atenda às demandas dos extremistas que o capturaram há duas semanas e o chama de mentiroso. Os seqüestradores exigem a libertação de mulheres iraquianas detidas nas prisões do IRAQUE. Mais cedo, o irmão do refém, PAUL BIGLEY, afirmou ter recebido uma mensagem prometendo que ele seria solto em breve. No vídeo, KENNETH aparece agachado numa jaula de ferro e vestido com um macacão laranja. O britânico disse que seus seqüestradores, um grupo liderado pelo aliado da rede AL-QAEDA ABU MUSAB AL-ZARQAWI, não desejam matá-lo e acusou BLAIR de ignorar seu sofrimento e mentir.



O piloto francês RICHARD SAINCT, vencedor de três edições nas motos do RALI PARIS-DACAR – venceu o rali mais importante do mundo em 1999, 2000 e 2003 – morreu hoje disputando o RALI DOS FARAÓS, no EGITO, aos 34 anos. Os organizadores informaram que o piloto foi levado de helicóptero ao hospital, mas morreu a caminho. Sua equipe, a KTM, se retirou da competição. A tragédia aconteceu durante a quarta e mais longa etapa do rali egípcio, com 435 km entre BAHARIJA e SIWA. O francês estava em quarto na colocação geral. Perto do km 180, perdeu o controle da moto. Apesar da queda, foi ajudado pelo terceiro colocado, FABRÍZIO MEONI, e decidiu continuar. Cem quilômetros depois, tentando recuperar posições, SAINCT se arriscou e sofreu uma segunda queda grave, que tirou sua vida. “O primeiro a encontrá-lo foi o piloto LEE PALMER, que chegou ao local dez minutos depois do acidente”, disse GIÓRGIO DE CAVARDO, pai de CARLO DE CAVARDO, companheiro de equipe do francês.



HEINZ WALLBERG, um dos diretores alemães de música clássica mais conceituados do mundo, morreu hoje, aos 81 anos, em ESSEN. A causa da morte não foi divulgada, mas WALLBERG havia algum tempo estava no hospital. O músico, nascido em 1923, em WESTFALIA, obteve impressionante reconhecimento internacional com apresentações em quase todas as óperas e salas de concerto mais importantes do mundo, em um total de 35 países.



2 005 : - QUINTA-FEIRA

CADERNO METRÓPOLE – O ESTADO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO RECLAMA

POLÊMICA SOBRE A MUDANÇA DO NOME DO TÚNEL CONTINUA.

LEITOR CARLOS CAPRARA, BROOKLIN NOVO

Leitor diário deste jornal há mais de 60 anos, causou-me indignação tomar conhecimento da carta 17.091, TÚNEL DAHER CUTAIT. O sr. JOÃO FARIA pretende justificar a vergonhosa iniciativa da ex-prefeita MARTA (xa) mudando o nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, de significado cívico e histórico, para TÚNEL DAHER CUTAIT. Ele invoca o testemunho de médicos, citando méritos profissionais do homenageado que nada têm a ver com o nome tradicional do túnel. Dizer que a luta dos paulistas ao defender a volta do nome para 9 DE JULHO é “demanda mesquinha encampada politicamente para favorecer algum grupo ou pessoa” repugna os leitores e fere o orgulho dos heróis que deram suas vidas pelos ideais da respeitada SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Aliás, a prerrogativa de prefeitos que nas últimas malfadadas gestões mudaram a seu bel-prazer nomes de ruas, praças, avenidas, viadutos e rodovias para homenagear mães, empresários e militares têm de acabar.



CARLOS EDUARDO E. MARQUES, CERQUEIRA CÉSAR

Acabo de ler a carta do sr. JOÃO FARIA, sobre o TÚNEL DAHER CUTAIT. O TÚNEL 9 DE JULHO recebeu este nome em homenagem aos combatentes da Revolução de 32, e o nome é mais do que justo na avenida de igual nome. Sugiro que em justa homenagem ao dr. DAHER CUTAIT, a exemplo do Hospital ALEMÃO, que mudou o nome para OSWALDO CRUZ, o SÍRIO-LIBANÊS mude para DAHER CUTAIT, ou coloque uma placa no hospital com seu nome. Seria a melhor homenagem, por se referir ao setor médico.



LUCIANO DÉCOURT, JARDIM PAULISTANO

Faço minhas as palavras do sr. JOÃO FARIA, denominar DAHER CUTAIT o TÚNEL 9 DE JULHO em nada desmerece a homenagem prestada aos heróis da Revolução de 32. Muito pelo contrário, esse nome só engrandece a avenida. O dr DAHER foi, de fato, um expoente da medicina brasileira, salvando com suas habilíssimas mãos vidas de um grande número de nossos compatriotas. Vamos, pois, entender que tanto a Av. 9 DE JULHO como o TÚNEL DAHER CUTAIT se constituem em panteões de alguns de nossos maiores heróis, e disso só temos de nos orgulhar.



GINO STRUFFALDI faz uma ligação telefônica e me explica que uma reunião marcada para 13 horas, com o tesoureiro e o CORONEL MENDES não irá acontecer porque o CORONEL RICARDO tem uma audiência com o vice-presidente do BANESPA, hoje à tarde. Logo em seguida faço um contato com o CORONEL RICARDO e ele me explica que as coisas estão correndo bem para o MMDC e ele irá marcar um dia para irmos conversar com o presidente do Banco.

Outras pessoas me ligam para saber detalhes dos eventos que estamos programando para os dias 2 e 3 de outubro. Também converso com a DAMCO a respeito da organização das posições dos recipiendários da Medalha PEDRO DE TOLEDO no dia 2. GIANNOCCARO não estará presente por causa de uma viagem a BUENOS AIRES. O número não é mais 32 e sim 31.

Passando de ônibus pela avenida TIRADENTES, observo, na esquina com a Rua CLAUDINO BARBOSA, que o prédio ali construído recentemente está com os indicativos de “FARMÁCIA SÃO CARLOS”, mas essa drogaria ainda não está funcionando. A calçada foi pintada de verde e amarelo.

Em SÃO PAULO, no MMDS, encontro VICTÓRIO atarefadíssimo com problemas administrativos. Como tenho muita coisa para fazer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, deixo AMÉRICO tratando das aulas futuras e vou me encontrar com o GINO STRUFFALDI e MENDES. Temos um compromisso no quartel do CPAM-10, na zona sul, convidados que fomos pelo CORONEL PM ARIVALDO SALGADO. O nosso presidente está acompanhado de seu filho ALDO STRUFFALDI.

Papel digno o do CORONEL Ref EDUARDO MONTEIRO, nosso associado. Recebeu a carta-convite para as solenidades de 2 e 3 de outubro e vem explicar que, numa acidente acontecido em ARARAQUARA, ele fraturou uma costela e está todo enfaixado. Sua situação não é boa, mas ele cumpre o dever de vir comprar um convite para o jantar, muito embora não possa comparecer na segunda-feira no mesmo. Também passou pelo Regimento de Cavalaria 9 DE JULHO e ali comunicou o trabalho da Sociedade para com as solenidades do 73º Aniversário do Término da Revolução Constitucionalista de 32.

Às 15 horas, com o MENDES dirigindo o carro, vamos para o CPAM-10, que se situa em SANTO AMARO. O trânsito é ruim e chegamos no local dez minutos antes do início da solenidade de entrega de láureas a PMs que se destacaram na luta contra o crime. O PM que recebe o diploma de melhor policial do mês de todos os grandes comandos da Capital pertence ao CPAM-10. O CORONEL ARIVALDO SALGADO nos recepciona bem como os seus oficiais: TENENTE-CORONEL ANTÔNIO CARLOS BIAGIONI, TENENTE-CORONEL MATOS CABRAL MARINHO DE MOURA, TENENTE-CORONEL ANTÔNIO CARLOS GOULART (Cmt do 22º BPMM) MAJOR AQUINO, CAPITÃO ADRIANO PAZELLI (genro do CORONEL MENDES, mas que não sabia que iríamos comparecer na solenidade), 1º TENENTE PAULO CÉSAR, nosso associado e orador do evento programado para esta tarde. Comparece também oficiais dos quatro batalhões subordinados ao CPAM-10 (1º BPMM “MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO, 22º BPMM, 27º BPMM e 37º BPMM); delegada CLEMENTINA, titular da delegacia do JARDIM ÂNGELA (região conhecidíssima da área, que já foi o local mais perigoso do mundo, dado o grande índice que criminalidade que ali aconteceu nas décadas de 1980 e 1990; sr ALFREDO BRUNO JÙNIOR, da Associação Comercial e pessoa que mora há muitos anos em SANTO AMARO; representantes dos CONSEGs da área e familiares dos PMs homenageados. O cmt coloca em posição de destaque na mesa o presidente do MMDC, bem como o seu vice e o seu secretário. Com o canto do HINO DA POLÍCIA MILITAR tem início a premiação dos PMs que se destacaram no mês, bem como entrega da láurea do mérito pessoal em diversos graus.

Tudo corre muito bem, inclusive com palavras do presidente da Sociedade, felizes e bem concatenadas. O presidente é rodeado por muita gente, tão logo termina a solenidade. Mas aí acontece um fato lamentável. Toca o celular do MENDES. É a LUCINDA que quer um contato comigo para dizer que o CABO JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR passou mal nesta tarde, numa mecânica que estava consertando o seu carro, e seus amigos o internaram no Hospital de Base de GUARULHOS.

Saindo do CPAM-10, o MENDES conduz o GINO e o ALDO até a casa do presidente. Ali, cumprimentamos dona DINORÁH e outros parentes deles. O MENDES, embora cansado pela agitação desta data, ainda faz a gentileza de me transportar até GUARULHOS, preocupado com o estado de saúde do CABO JOÃO. Ficamos então sabendo que ele sofreu uma alteração violenta de pressão, chegando a medir 27x14 e, socorrido ao hospital de GUARULHOS, ficou internado. No momento está ao seu lado a MARLENE.

Combino com o MENDES que possivelmente não dê para comparecer na solenidade do 94º Aniversário do Centro Odontológico, a acontecer amanhã cedo, pois não sabemos o desdobramento do quadro de saúde do JOÃO. Após a partida do MENDES, faço contatos com o 9º BPMM, onde explico o que está acontecendo, pois o JOÃO não poderá comparecer no expediente de amanhã no quartel onde trabalha. Depois, ligo para o HPM (hospital da Polícia Militar) para saber qual é o procedimento legal no caso dessa internação em hospital não conveniado com a PM. São feitas várias ligações entre os hospitais (da PM e de GUARULHOS) e a médica do Hospital de Base irá verificar a real situação do JOÃO e depois se comunicará conosco.

Em casa está o MARCELO, que se propôs a guiar o carro nos casos de necessidade de alguém ir até o hospital. MARLENE deverá passar a noite ao lado do irmão.



PAULO MALUF, aos 74 anos, perdeu hoje mais uma etapa da mais difícil batalha de sua vida – a juíza federal SÍLVIA MARIA ROCHA decidiu mantê-lo preso, sob acusação formal de crime contra o sistema financeiro (evasão fiscal), corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A decisão se estende a FLÁVIO MALUF, filho mais velho do ex-prefeito, que também está detido na Custódia da Polícia Federal há vinte dias.



O novo presidente da Câmara, deputado ALDO REBELO, estreou sem sucesso hoje, numa reunião de líderes de bancadas. Feito ainda sob impacto da disputa acirrada pela presidência da Casa, o encontro terminou sem resultados práticos, com clima tenso entre governistas e oposição. Não houve acordo sobre uma pauta de votações: a única decisão foi a convocação de nova reunião de líderes para terça-feira.



Dois dias depois de ter recebido alta da SANTA CASA DE CAMPO GRANDE, morreu hoje, aos 81 anos, a violeira HELENA MEIRELLES. Ela estava internada desde o dia 14, quando chegou ao hospital pela terceira vez este ano, para tratar de pneumonia crônica aguda nos dois pulmões. Depois de tratamento na UTI do hospital apresentou melhora e sob orientação médica foi para casa continuar o tratamento. Morreu à 00:30 hora.

Conhecida como a “dama da viola”, desde criança acompanhava comitiva de boiadeiros, freqüentava rodas de violeiros até mostrar afinidade com o instrumento, aos 9 anos, quando encantava os vaqueiros do Pantanal. Seus trabalhos mais conhecidos estão nos quatro álbuns gravados: HELENA MEIRELLES (1994), primeiro disco da violeira, gravado pela ELDORADO; FLOR DE GUAVIRA (1996), RAIZ PANTANEIRA (1997) e DE VOLTA AO PANTANAL 2003). Também foram produzidos dois documentários sobre ela. A DAMA DA VIOLA, do diretor FRANCISCO DE PAULA para o cinema, e DONA HELENA, da DAINARA TÓFOLI.



O acadêmico SÉRGIO CORRÊA DA COSTA morreu de câncer, hoje de madrugada, no Hospital SAMARITANO. Ele era o oitavo ocupante da cadeira número 7, sucedendo a DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ, que foi a primeira mulher a chegar à imortalidade. COSTA tinha 86 anos e entrara para a Academia Brasileira de Letras em 1984, depois de uma carreira como diplomata, que o levou a representar o BRASIL em ROMA, LONDRES, WASHINGTON e NOVA YORK, como representante do País nas Nações Unidas. Além de textos técnicos sobre diplomacia, sua obra versava sobre História do BRASIL e de nossas relações com outros países. Dom PEDRO I era seu personagem preferido, assunto de três livros, inclusive o de estréia, AS QUATRO COROAS DE DOM PEDRO I, lançado em 1942, com prefécio de OSVALDO ARANHA, ministro do então presidente GETÚLIO VARGAS. Seu último livro, CRÔNICAS DE UMA GUERRA SECRETA levantava a questão da espionagem nazista na ARGENTINA, onde ele fora embaixador. Hoje, no velório realizado no Salão dos Poetas Românticos do PETIT TRIANON, postulantes à imortalidade circularam discretamente entre os imortais, embora a vaga só vá ser oficialmente aberta na semana que vem, quando se realizar a sessão da saudade. E a sessão marcada para hoje está suspensa.



FALECEU uma das mais importantes mães-de-santo do BRASIL, OLGA DE ALAKETU, aos 80 anos, no Hospital SAGRADA FAMÍLIA, de SALVADOR, onde estava internada por problemas renais provocados por diabete. Ela representava a quinta geração da família real ARO, da região de KETU, no atual BENIN (antigo DAOMÉ), na ÁFRICA OCIDENTAL, cujos membros foram trazidos para o BRASIL como escravos.



Foram condenados o SBT, o apresentador GUGU LIBERATO e o ex-diretor do DOMINGO LEGAL, ROBERTO MANZONI, pelo Superior Tribunal de Justiça, a pagar indenização estimada em um milhão de reais ao ator THIAGO LACERDA por danos morais. Em abril de 2000, o programa promoveu o leilão de uma sunga que teria sido usada por LACERDA no espetáculo A PAIXÃO DE CRISTO, em JOÃO PESSOA. O ator garantiu que a peça não era dele e que não havia sido consultado sobre o leilão. Os advogados da emissora vão recorrer. Em BRASÍLIA.



O choque de duas embarcações no rio AMAZONAS causou a morte de três pessoas na noite desta quinta-feira. O barco de passageiros levava entre 60 e 70 pessoas e foi atingido por trás por uma balsa que transportava veículos.



INTERNADA em uma clínica de reabilitação para viciados em drogas a modelo britânica KATE MOSS, de 31 anos, após a publicação de fotografias nas quais aparece cheirando cocaína. Em PHOENIX, no ARIZONA.



O juiz JOHN ROBERTS foi confirmado hoje pelo Senado como 17 o presidente vitalício do tribunal máximo americano por 78 votos a 22 – estes, todos, da oposição democrata. Prestou juramento como novo presidente da Suprema Corte dos EUA, em uma cerimônia conduzida na CASA BRANCA pelo presidente GEORGE W. BUSH.



Um incêndio de grande intensidade ameaçava hoje uma área com centenas de casas em LOS ANGELES, forçando a retirada de seus ocupantes. Vários helicópteros e aviões-tanque, além de mais de 3 mil bombeiros, tentavam conter as chamas, que quadruplicaram sua extensão nas primeiras horas do dia, atingindo 7 mil hectares.



Pelo menos 85 pessoas morreram e 110 ficaram feridas hoje na explosão quase simultânea de três carros-bomba em BALAD, cidade de população predominantemente xiita ao norte de BAGDÁ. A cifra foi divulgada pelo chefe de polícia local, tenente-coronel ADEL ABDALA. Numa declaração anterior, o Ministério do Interior do IRAQUE havia informado que o triplo atentado havia deixado 37 mortos e 50 feridos. Imediatamente, um toque de recolher foi declarado na cidade.



2 006 : - SEXTA-FEIRA

Os eventos de 11 de setembro, que permanecem encravados na memória de todos, indicavam que o século XXI nascia mais inverossímil do que os roteiros mais alucinados produzidos por HOLLYWOOD. Passados apenas cinco anos, é a vez do universo do cinema apontar suas câmeras para a data e uma lista de produções sobre o controverso tema começa a surgir.

Dirigido por OLIVER STONE, “AS TORRES GÊMEAS”, que estréia hoje nas telas brasileiras, é o segundo filme este ano a enfocar os ataques terroristas de 2001 em solo americano – o primeiro foi “VÔO UNITED 93”, ainda em cartaz na cidade.

Por trazer o astro NICOLAS CAGE no papel principal e estrear em grande circuito – o filme chega com 120 cópias no país – “AS TORRES GÊMEAS” naturalmente cria uma expectativa muito maior do que “O VÔO UNITED 93”, filme com elenco desconhecido e com custo quatro vezes menor do que o atual.

Porém, é a assinatura de OLIVER STONE (“PLATOON”, “JFK”, “ALEXANDRE”), cineasta politizado e com filmes polêmicos no currículo, que torna “AS TORRES GÊMEAS” uma produção tão aguardada. Todos queriam ver qual seria o ponto de vista do diretor para acontecimentos tão impactantes e com desdobramentos em toda a política mundial desde então. Daí a surpresa. “Este não é um filme político”, não se cansa de repetir STONE desde o início do projeto.

Na história, os policiais JOHN McLOUGHLIN (CAGE) e WILL JIMENO (MICHAEL PEÑA, de “CRASH”) estão entre os muitos policiais de NOVA YORK que foram chamados assim que os aviões se chocam contra as torres do WORLD TRADE CENTER. Em meio à desinformação daqueles minutos iniciais, os dois entram nos prédios para resgatar os trabalhadores, mas são soterrados quando os arranha-céus desabam.

A partir daí, o foco é no drama humano dos dois homens e de suas famílias, que esperavam aflitas por notícias.



DIÁRIO DE SÃO PAULO, edição de 29 de setembro de 2006.

MÃE DE CARLA ACUSA POLÍCIA DE TORTURAR SUA EMPREGADA. Advogada afirma que a empregada sofreu uma “tortura psicológica” por parte de delegada e, por isso, disse ter visto manchas de sangue em roupa.

“Minha empregada foi torturada psicologicamente pela polícia. Fizeram até ela chorar no interrogatório”. A afirmação é da advogada LILIANA PRINZIVALLI, mãe da também advogada CARLA CEPOLLINA, indiciada pela polícia como autora do disparo que matou o coronel UBIRATAN GUIMARÃES. Em depoimento ao DHPP, a empregada que trabalha na residência da advogada teria dito que encontrou manchas de sangue em uma das roupas de CARLA.

“Isto é um absurdo. Se comprovarem, podem me denunciar como cúmplice de minha filha. A delegada que interrogou minha empregada é que fez pressão para ela dizer algo parecido com isso”, acusou LILIANA. Segundo a mãe da namorada do coronel, a mancha que a empregada se referia era de tomate. A marca teria sido encontrada em um lençol de CARLA. “Como somos de família italiana, temos o hábito se sempre comer massa. No dia em que a polícia vistoriou nosso apartamento, até abri a nossa geladeira e mostrei as várias latas de massa de tomate que tínhamos em nossa casa”, lembrou.

Mais uma vez, LILIANA disparou acusações contra toda cúpula do DHPP, que investiga o caso. “Estou sendo retaliada porque sempre tive uma postura contundente. Eu brigo mesmo. Se tiver que denunciar um policial corrupto, eu vou lá e denuncio. A polícia quer achar uma forma de me castigar e está denunciando minha filha”, completou.

A advogada afirma que os delegados do DHPP serão desmoralizados quando o processo chegar à Justiça. “Eles (polícia e MP) não têm nenhuma prova material contra minha filha. Todos ficarão desmoralizados lá na frente. Nenhum juiz irá condenar a CARLA”, enfatizou.

O delegado divisionário do DHPP, ARMANDO COSTA FILHO, preferiu não polemizar com a mãe da advogada indiciada. “Compreendo a situação dela como mãe. Ela está numa posição de desespero e a polícia vem fazendo somente a sua parte”, afirmou o delegado. ARMANDO acredita que dentro de dez dias, o inquérito vai estar totalmente concluído. Em seguida, o Ministério Público vai analisar os autos. A Promotoria, no entanto, já antecipou que irá oferecer à Justiça denúncia contra CARLA.



Uma manhã de sexta-feira muito esquisita. Parece que dentro de mais algumas horas a temperatura irá cair. Saio de GUARULHOS por volta das 8:30 horas a fim de ir até o CENTRO ODONTOLÓGICO, onde transcorre hoje a solenidade alusiva ao 95 º Aniversário de criação da Unidade, nas dependências da CAPELANIA MILITAR DE SANTO EXPEDITO, situada na rua JORGE MIRANDA, n º 264. O atual Chefe do Centro Odontológico é o TENENTE-CORONEL Dent PM LAÉRCIO RIBEIRO DE PAIVA. Juntamente com o nosso secretário das Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, combinou-se a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, nesta oportunidade, como já aconteceram em outras comemorações de aniversário do C Odont.

Um motoqueiro atropelado na VIA DUTRA cria muita confusão no trânsito e vou chegar bem em cima do horário marcado para o início da solenidade. As primeiras pessoas que encontro no local são nossas associadas do MMDC: ROMAGNOLI, JANAÍNA, CORONEL PM Res RICARDO JACOB, NACLÉRIO HOMEM, CORONEL ARY CANAVÓ, Professora MARIA ODETE. Estão presentes também o nosso companheiro da Escola de Oficiais, CORONEL PM Res MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO; CORONEL Méd PM Ref PALMA DA FONSECA, CORONEL PM GAIOTTO, CORONEL PM JOVIANO, CORONEL PM Res CANGERANA, CORONEL PM Res JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO, TENENTE-CORONEL PM MONTE OLIVA (que assumiu recentemente o comando do 12º BPMM, responsável pela área onde se situa o Monumento-Mausoléu), TENENTE-CORONEL MASSAO KITA.

A solenidade transcorre de uma maneira simples, presidida pelo coronel mais antigo, CORONEL PM GAIOTTO. São prestadas homenagens a oficiais e praças que recebem medalhas VALOR MILITAR. Nosso presidente GINO STRUFFALDI, ajudado pelo MENDES, CORONEL JAIRO PAES DE LIRA e CORONEL ARY CANAVÓ, fazem a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO a oficiais e praças escolhidos pelo Chefe do Centro Odontológico:

POSTO / GRADUAÇÃO NOME COMPLETO

Maj. Dent. PM HÉLIO SAMPAIO FILHO

Cap. Dent. PM NOEL DE SOUZA DINIZ JUNIOR

1 º Ten Dent. PM MICHAEL BEDROS ARSENIAN

1 º Sgt. PM EXPEDITO BARBOSA DOS SANTOS FILHO

3 º Sgt. PM RONALDO WALTER GUALTIERI

Sd Fem PM CLAUDETE SILVA DE LIMA

O MENDES está ainda preocupado com diplomas que precisam ser assinados pelo nosso presidente. Este é conduzido a Capelania Militar para fazer esse serviço. Em seguida, esses diplomas seguem para a 5ª EM/PM para a assinatura do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio dos Bandeirantes. Conversamos com o CAPITÃO CAPELÃO OSVALDO PALÓPITO.

Ainda vamos até o CORPO MUSICAL, sempre acompanhado do NACLÉRIO que se encarnou em nós nesta manhã. A caminho da Sociedade, ele fica nas imediações da Câmara Municipal. As conversas do NACLÉRIO são, na maioria das vezes, irritante. Ele não tem nexo na transmissão de suas idéias. Sua mente é muito confusa.

GINO, MENDES e eu vamos almoçar na AORRPM. Ali, cruzamos com o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA (recentemente, ele pediu demissão do MMDC, após um fracasso total como Presidente do Conselho Fiscal), CORONEL PM Res FLAMARION RUIZ e o Senhor PORTELA, amigo do RENALDO. Cumprimentamos o CORONEL PM Ref CRUZ, presidente da AORRPM, e o TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM, secretário da Entidade.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos trabalhar normalmente. O GINO, cansado, vai para casa.

Recebemos um comunicado de FLORIANÓPOLIS. O Presidente da Associação dos Ex-Combatentes daquela cidade quer fazer um intercâmbio cultural com a nossa Sociedade. MARCELO conversa por telefone com o CORONEL MENDES. Essa Associação está nos oferecendo a Medalha GENERAL FALCONIERE DA CUNHA. Vamos também receber um telefonema da viúva do ex-combatente MAX MAYER, falecido em 9 de setembro. Ela quer a PENSÃO ESPECIAL que o MAX MAYER recebia. MAX morreu aos 99 anos de idade. Foi um associado que correspondia com suas obrigações.

MENDES me deixa na ARMÊNIA. A temperatura caiu muito. Em GUARULHOS, quando desço do ônibus, está chuviscando.

Nesta noite, procuro ler os jornais, coisa que não fiz pela manhã, como é meu hábito, face o compromisso no Centro Odontológico. Mas a LUCINDA comunica-me que os jornais televisivos estão anunciando a queda de um avião GOL, no PARÁ, com 155 pessoas a bordo. O local, SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA, é uma região de difícil acesso e está muito difícil localizar o sinistro agora à noite. O GOL teria colidido com um pequeno avião dos EUA, possivelmente agindo clandestinamente, envolvido em transporte de drogas. Este, fez um pouso forçado e os pilotos estão sendo interrogados.



A Polícia Civil prendeu hoje de madrugada o comerciante ROBERVAL DA SILVA CAVALCANTI, de 36 anos, terceira pessoa envolvida no assassinato da empresária MARISA SADDI, de 46 anos. Segundo a polícia, a morte de MARISA foi encomendada pelo próprio filho, o estudante de Direito ADRIANO SADDI LEMOS OLIVEIRA, de 23 anos, porque ela estaria gastando o dinheiro da família com um namorado. De acordo com CRISTIANO BORGES FERREIRA, de 27 anos, motorista de OLIVEIRA, CAVALCANTI foi responsável pela contratação de dois homens que assassinaram a empresária. Por causa da lei eleitoral, que só permite prisões em flagrante nesse período, os três acusados foram liberados, depois de serem indiciados por homicídio. A empresária foi morta a tiros no dia 27 de junho em VARGEM GRANDE PAULISTA, a 46 km de SÃO PAULO. Investigadores do DENARC esclareceram o assassinato por acaso. Os policiais investigavam uma quadrilha de traficantes e chegaram até FERREIRA, detido ontem num flat no Centro da Capital. O motorista não tinha envolvimento com tráfico, mas, sem saber o que a polícia estava investigando, confessou que o universitário tinha pedido para ele contratar alguém para matar MARISA. De acordo com o delegado COSMO STIKOVICS, do DENARC, o universitário confessou ter planejado a morte da mãe porque ela gastava muito dinheiro com o namorado. OLIVEIRA era quem administrava os ganhos da mãe com o aluguel de prédios comerciais. Segundo STIKOVICS, ADRIANO contou que sua mãe estava exigindo quantias cada vez maiores de dinheiro. O motorista contratou o comerciante para encontrar dois homens que matassem a empresária por quarenta mil reais. Como tinha acesso ao prédio da empresária, em COTIA, o motorista escondeu os assassinos na caçamba de uma picape. MARISA foi levada até um matagal, em VARGEM GRANDE PAULISTA, onde foi morta.



A Polícia Federal não conseguiu segurar hoje, a 48 horas da eleição, um segredo que o governo LULA mantinha guardado havia duas semanas: as fotos do dinheiro que o PT levantou para comprar o dossiê contra o candidato do PSDB ao governo de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA. São 23 fotos em um CD. Ao contrário de casos semelhantes, a PF se recusou a divulgar as imagens do dinheiro, mas hoje uma fonte graduada da corporação distribuiu cópias do CD à imprensa. O presidente do PT, RICARDO BERZOINI, recorreu à Justiça para impedir a publicação das fotos pelo ESTADO (desde 13:30 horas elas estavam no portal do jornal na internet), alegando que a investigação sobre o dossiê tramita em segredo de Justiça. O ministro JOSÉ DELGADO, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou o pedido. O PT também anunciou que amanhã pedirá à Justiça a impugnação da candidatura de GERALDO ALCKMIN, sob a alegação de que ele está usando indevidamente os veículos de comunicação para prejudicar a candidatura do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.



Laudo do Instituto Médico Legal concluiu que CHAMPINHA – acusado de assassinar os jovens LIANA FRIEDENBACH e FELIPE CAFFÉ, em EMBU-GUAÇU, na GRANDE SÃO PAULO, em 2003 – apresenta “alta probabilidade de reincidência e não tem condições de voltar a conviver em sociedade por ser portador de transtorno orgânico de personalidade.



Um BOEING 737-800 da GOL que saiu de MANAUS desapareceu dos radares no fim da tarde com 155 pessoas, sobre o município de MATUPÁ (MT). O avião colidiu com um jatinho LEGACY, fabricado pela EMBRAER. O LEGACY conseguiu pousar numa base aérea do PARÁ e seus ocupantes se salvaram. “É uma tragédia inexplicável”, disse o presidente da INFRAERO, JOSÉ CARLOS PEREIRA. “Os dois aviões são moderníssimos e têm sistema anticolisão”. Pelos registros, um dos aviões voava a 11.800 metros e o outro, a 12.210. O vôo da GOL saiu de MANAUS às 14:30 horas e pousaria em BRASÍLIA às 18:10 horas. Nesta noite, parentes de passageiros buscavam informações em MANAUS e BRASÍLIA. Pode ter sido o maior acidente da aviação brasileira.





2 007 : - SÁBADO

O Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA tem a honra de convidar Vossa Excelência para a Solenidade em Homenagem ao 75º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 e entrega de Láureas de Mérito Pessoal.

29 de setembro de 2007

10:00 horas

Largo do Arouche – Vila Buarque

São Paulo/SP



O SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR pede-me um dinheiro adiantado para consertar a bomba de gasolina de seu carro. Quando saio de casa, para ir à solenidade no LARGO DO AROUCHE, passo no BANESPA, em GUARULHOS, para retirar os duzentos reais que o JOÃO está precisando.

Um pouco antes das 10 horas, estou chegando no local da cerimônia dos 75 anos do término da revolução constitucionalista. Ali já se encontram os ex-combatentes OSVALDO DIANA, de 98 anos, e GINO STRUFFALDI, de 93 anos. DIANA está acompanhado de sua filha ARIVALDA. O comandante do 7º BPMM, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, foi o idealizador desse evento. O Comandante do Policiamento da Capital, CORONEL PM AILTON ARAÚJO BRANDÃO é a mais alta autoridade presente; CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, Comandante do CPAM-1, acompanha-o. Encontramos no local o Delegado Chefe da Assistência da Polícia Civil, MARCO ANTÔNIO FERREIRA; o deputado estadual MAJOR PM Res OLÍMPIO; CORONEL ARY CANAVÓ; ÂNGELA BARCELLOS; CORONEL PM Res VALÉRIO, atual Presidente da CRUZ AZUL; muitos outros parentes e convidados de PMs que serão homenageados hoje.

A solenidade é simples. O CAPITÃO PM LOURIVAL ROZENDO FILHO comanda a tropa formada. Após o ritual de recebimento da Bandeira Nacional, do Canto do Hino da Polícia Militar, são entregues láureas para soldados, cabos e sargentos; PMs que se destacaram em ocorrências policiais são homenageados. O ponto alto da solenidade é a entrega das Medalhas “PEDRO DE TOLEDO” e “VALOR MILITAR”. O Comandante do 7º BPMM lê o Boletim Comemorativo alusiva à cerimônia. Fazem uso da palavra: MAJOR OLÍMPIO, deputado estadual; CORONEL PM AYLTON BRANDÃO, Comandante do CPC. RENATA MARÍLIA, neta de IBRAHIM NOBRE, declama o poema “MINHA TERRA! MINHA POBRE TERRA!, de autoria de seu avô.

Canta-se o HINO NACIONAL. A tropa encerra o ato com um desfile, com a participação de carros antigos.

Os presentes são convidados para um café na CASA DO TURISMO, vizinha à Secretaria da Educação e da Academia Paulista de Letras.

O GINO está com pressa de retornar à sua casa. Uma bisneta está completando aniversário e ele participará dessa festinha em família.

Por volta das 14 horas, estou regressando a GUARULHOS. Sinto-me cansado. Depois de almoçar, sou obrigado a repousar. Somente depois disso é que vou tentar colocar em dia meus apontamentos em minhas memórias digitalizadas.

NELSINHO BATISTA descobriu na prática aquilo que todo mundo já sabia: sua passagem pelo CORINTHIANS promete ser complicada. Na estréia do técnico, o TIMÃO perdeu hoje para o SPORT por 2 a 1 e saiu do campo sob vaias dos mais de 30 mil torcedores que foram ao PACAEMBU. Para piorar, o time segue na zona de rebaixamento do CAMPEONATO BRASILEIRO, com 33 pontos.



Uma tragédia ocorrida na segunda-feira, dia 24 de setembro, em PETROLINA, a 780 km do RECIFE, PERNAMBUCO, ligou seis famílias brasileiras de forma definitiva. As córneas, os rins e o fígado de JÉSSICA KELLY DOS SANTOS LIMA, de 10 anos, trouxeram visão e vida a cinco pessoas que esperavam uma chance nas filas de transplante.

A história poderia ser um fato quase corriqueiro num País que, desde 1999, conta com um sistema informatizado de transplantes. O que fez JÉSSICA, seus pais GIVANILDO e ELIANE, e os receptores, JOSELINA, IRAKITAN, EMANUELLY, ÂNDERSON e PAULO virarem notícia foi o local da tragédia e as circunstâncias que permitiram a doação dos órgãos.

PERNAMBUCO e PARANÁ foram pioneiros na instalação de centrais modernas de transplante. Em 1997, o Estado nordestino já utilizava programa informatizado, o que só foi criado nacionalmente dois anos depois. O serviço limitava-se à capital, RECIFE. Mas, em 2006, teve início um processo de interiorização. No primeiro semestre, CARUARU, no agreste, recebeu uma filial e, na quinta-feira, dia 27, foi a vez de PETROLINA.

Uma semana antes, perto do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (comemorado no dia 27 de setembro), o assunto tomara conta do sertão, com campanha, reportagens em jornais, rádio e televisão. No dia da morte de JÉSSICA, estavam em PETROLINA profissionais renomados na área de transplantes. Desde 1996 foram feitos 6.715 operações no Estado. Na fila de espera, há 5.393 nomes.

JÉSSICA, descrita pela mãe como amorosa, inteligente e bem humorada, sensibilizou-se ao ver uma entrevista com uma receptora de órgão e disse que gostaria de ser doadora. Menos de 48 horas depois, foi atingida por uma bala disparada acidentalmente por uma prima de 14 anos, em casa.

Com a anuência dos pais, os médicos correram contra o tempo. As córneas ficaram em PETROLINA, onde funciona o Instituto de Olhos, capacitado desde 2001 para transplantes. Foram recebidas por PAULO ALMEIDA, de 52 anos, e ÂNDERSON MOTA, de 16. Os rins e fígado seguiram de avião para o RECIFE. Chegaram dentro do prazo limite de 12 horas para serem implantados nos receptores: JOSEFINA MARIA BATISTA DE SANTANA, de 42 anos, e IRAKITAN CARMO DA SILVA, de 38, receberam um rim cada. EMANUELLY MIRANDA, de 9, ganhou o fígado.

Ontem, ELIANE chorou ao se encontrar com os receptores das córneas. “Aquele olho pretinho, tão cheio de luz, é da minha filha”, disse ao ver ÂNDERSON. “Em 10 anos de vida, ela fez mais do que eu nos meus 34”.

PAULO, que recebeu a outra córnea, consolou a mãe ao afirmar que ela agora tem cinco filhos – os que carregam órgãos de JÉSSICA. Cego de um olho, ele tinha só 3% de visão no outro. Esperava na fila havia dois anos e meio. ÂNDERSON começou a perder a visão há três anos e há dois não enxergava. JOSELINA passou metade da vida fazendo diálise três vezes por semana. Para agradecer a doação, seu filho JANAÍLSON, de 23 anos, quer batizar sua futura filha de JÉSSICA.

Acometida por uma cirrose auto-imune aos 3 anos, EMANUELLY não viveria muito mais tempo. Depois do transplante, ainda no hospital, surpreendeu-se com os próprios olhos no espelho. Sempre amarelos, estavam branquinhos, límpidos. “É uma felicidade enorme misturada a um certo constrangimento”, disse sua mãe.



Um ano do acidente do BOEING da GOL com o LEGACY, um ano de crise aérea, um ano de luto. As perdas das 353 famílias cujos parentes morreram, tanto no acidente de 29 de setembro de 2006 quanto no do AIRBUS da TAM, em 17 de julho, são incalculáveis. Não só chocaram o País como também expuseram as mazelas do sistema de controle do tráfego aéreo. Já as financeiras começam a ser contabilizadas agora.

Nos últimos 365 dias, o BRASIL perdeu cerca de 3 bilhões de reais – o mesmo valor do orçamento da saúde na cidade de SÃO PAULO ou duas vezes mais do que é gasto anualmente pelo governo federal em projetos e pesquisas de ciência e tecnologia.

O trabalho levou em conta o prejuízo das empresas aéreas, do setor de turismo de lazer e de negócios. “O impacto da crise afetou toda a cadeia hoteleira, empresas de turismo e de restaurantes, além de reduzir os investimentos em diversos Estados”, diz o economista SÉRGIO VALE, autor da pesquisa. “O turismo de negócios certamente foi o mais afetado. Devemos cair da posição de sétimo maior receptor de eventos internacionais do mundo”.



Faleceu hoje, aos 92 anos, MONSENHOR VICTOR RIBEIRO NICKELSBURG. Natural de SÃO PAULO, era engenheiro-agrônomo formado pela ESALQ (1940), onde foi presidente do Centro Acadêmico. Possuía da Escola o Diploma de Mérito e o Diploma do Centenário. Membro da Juventude Estudantil Católica, foi ordenado sacerdote em 31 de maio de 1952, nos ESTADOS UNIDOS. Desde então, serviu à Arquidiocese de SÃO PAULO, primeiramente como secretário particular do Cardeal DOM CARLOS CARMELO DE VASCONCELLOS MOTTA. Participou dos movimentos católicos, colaborando na formação das primeiras equipes de NOSSA SENHORA DO BRASIL, na fundação do COLÉGIO SANTA CRUZ, na fundação da COOPERATIVA HOLAMBRA, em JAGUARIÚNA e em PARANAPANEMA. Sua participação se fez notar na área universitária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formado em Direito (1957), serviu como vice-reitor e foi responsável pela construção do TUCA. Na área jornalística assumiu e dirigiu o CORREIO PAULISTANO até sua última edição, pouco depois do Movimento de 1964. Foi nomeado Prelado Doméstico pelo PAPA JOÃO XXIII com o título de MONSENHOR (1959). A serviço do Cardeal DOM AGNELO ROSSI, foi pároco da Paróquia do MENINO JESUS, de TUCURUVI (1964/1967) e Vigário da Região Rural da Arquidiocese com sede em SÃO ROQUE (1968), retornando a São Paulo (1970) para servir como pároco na Matriz de SÃO GERALDO, no bairro de PERDIZES. Em 1976, a serviço de DOM PAULO EVARISTO ARNS, serviu como pároco na Paróquia do M´BOY MIRIM e foi responsável pelo Instituto Rural PAULO VI, naquela região. Aposentado de suas funções paroquiais, foi para a Casa São Paulo, mantida pela Arquidiocese de São Paulo, assistida pelas irmãs MISSIONÁRIAS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. O enterro realizou-se à tarde, na Capela da Ordem de SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS, no Cemitério do Santíssimo Sacramento, na Avenida DOUTOR ARNALDO, 1.200, SUMARÉ.



Manifestantes voltaram hoje às ruas de RANGUM, maior cidade de MIANMÁ, a antiga BIRMÂNIA, para protestar contra a ditadura. As passeatas começaram com duas mil pessoas, mas chegaram a reunir cerca de dez mil no final do dia. Soldados do Exército lançaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Apesar de o governo não ter divulgado informações sobre vítimas, a rádio birmanesa MIZZIMA, que opera no exílio, afirmou que uma criança morta e duas pessoas atingidas por tiros deram entrada em um hospital da cidade.

Os protestos de hoje foram organizados por civis. O cerco militar aos mosteiros continuou impedindo que os monges budistas, que lideraram as mobilizações desde o dia 17 de setembro, participassem das passeatas. O serviço de Internet, que na sexta-feira esteve cortado, foi parcialmente restabelecido. A televisão, controlada pelo Estado, transmitiu o movimento de tropas em RANGUM durante todo o dia.



Uma explosão causada por um homem-bomba, que estava disfarçado, com um uniforme do Exército, matou hoje pela manhã 28 soldados afegãos e dois civis que estavam a bordo de um ônibus em CABUL, no AFEGANISTÃO. Líderes do TALEBAN assumiram a responsabilidade pelo atentado, que deixou outras 30 pessoas feridas.



Um ataque aéreo realizado na sexta-feira, dia 28, pelos EUA contra a cidade de SAMARRA, a 100 km ao norte de BAGDÁ, deixou cinco mortos. Segundo os americanos, o bombardeio aconteceu depois que um grupo de soldados foi surpreendido por disparos vindos de um prédio da cidade. No local, foram encontrados granadas, rifles e munição.



A atriz LOIS MAXWELL, a inesquecível MISS MONEYPENNY da antiga leva de filmes sobre JAMES BOND, morreu neste sábado, na AUSTRÁLIA, aos 80 anos. LOIS, que nasceu na cidade canadense de KITCHENER, em ONTÁRIO, interpretou a secretária apaixonada pelo chefe do serviço de espionagem britânico (M16) 14 vezes, mais que qualquer outra atriz. Sua primeira aparição na série foi em OO7 CONTRA O SATÂNICO DR. NO (1962), longa no qual contracenou com SEAN CONNERY. Depois, apareceu em outros 13 filmes do famoso espião, o último deles chamado OO7 – NA MIRA DOS ASSASSINOS (1985), no qual o protagonista era ROGER MOORE.



2 008 : - SEGUNDA-FEIRA

Por oito meses, o bancário DAGOBERTO DUZZE DOMINGOS andou 200 metros a mais para chegar ao trabalho. A partir de hoje, ele e os outros 53 funcionários da agência matriz da NOSSA CAIXA – instalados desde 14 de janeiro numa filial vizinha – voltam ao histórico edifício sede, no número 111 da Rua XV DE NOVEMBRO. E os paulistanos poderão, além de conferir os detalhes da reforma de 1,9 milhão de reais que durou até a semana passada, observar o painel de 14,5 metros por 1,4 metro com fotos antigas de centro da cidade que o departamento de marketing do banco mandou instalar numa das paredes para celebrar a abertura.

Projetado pelo Escritório Técnico RAMOS DE AZEVEDO, SEVERO VILLARES e COMPANHIA, o edifício começou a ser construído em 1941, para o Instituto Brasileiro do Café. Com a 2ª Guerra Mundial, o dinheiro minguou e as obras se arrastaram, com sucessivas interrupções, por uma década inteira. Só em 1951 os trabalhos recomeçaram a todo vapor e o prédio ficou pronto.

O artista plástico italiano GAETANO MIANI foi contratado pelo instituto e deixou quatro obras ali: A CONQUISTA TOMADA DO TOSÃO DE OURO, um afresco de 2,67 por 8,30 metros; BANDEIRANTES, pintura em cerâmica azul e ouro de 4 por 4 metros; RIQUEZAS DO BRASIL, pintura em esmalte sobre cobre composta por seis figuras, cada uma com 1 por 0,8 metro; e BRASIL DÁ CAFÉ AO MUNDO, escultura em cerâmica revestida de cobre. Destas, apenas a última não fica em exposição na agência reaberta hoje.

Quando o banco comprou o prédio, em 1956, incorporou a seu acervo cultural as obras de MIANI. O próprio artista plástico foi chamado, em 2004, para restaurar suas criações.

Tombado no ano passado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), o edifício passou nos últimos meses pela maior reforma de sua história. Degradados pelo tempo, os caixilhos tiveram a cor verde original recuperada e as ferragens em latão da porta de vidro principal polidas. O piso, de granito, e as paredes e pilares, de mármore, também foram restaurados, mantendo as tonalidades originais e os desenhos dos veios das pedras.



Na madrugada, por volta da 1 hora, a KÁTYA e o PAULO CÉSAR estão levando o IAGO ao médico. Ele, durante o domingo todo sentiu dores de estômago, vomitou muito e não comeu quase nada. Foi diagnosticado que ele contraiu uma virose. Nesta manhã ele está em casa e a LUCINDA cuida do garoto, que parece estar melhorando.

Durante a manhã toda passo lendo os jornais e trabalhando no computador.



Nesta manhã recebo um telefonema do CORONEL JOSÉ CARLOS, do Exército, que trabalha no CÍRCULO MILITAR. Ele quer um contato com o CORONEL CANAVÓ, sabedor de que o mesmo passa por problemas de saúde. Assim é que, logo que chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC entrou em contato com o CANAVÓ. Explico a ele que o CORONEL JOSÉ CARLOS quer conversar. CANAVÓ está saindo nesta tarde para tirar os pontos da operação que sofreu no intestino, para a retirada de um cisto. Diz que está bem e que irá passar no Círculo Militar hoje à tarde. Ligo para o JOSÉ CARLOS e explico o que tratei com o CANAVÓ.

Estou trabalhando no computador quando sou interrompido pela chegada de dona ORIOVALDA, trazendo o seu pai, o veteraníssimo de 99 anos, OSVALDO DIANA, para uma visita ao MMDC. Ela o levou até o oculista. OSVALDO DIANA tem problemas de catarata, mas não pode operar por causa da glaucoma. Eles querem participar da solenidade de 2 de outubro, mas precisam de viatura. Precisamos entrar em contato com o Comandante do 39º BPMM, de ITAQUERA, onde moram.

Almoço com CARBAIA, CRISTIANO e DANILO. Conversamos sobre a catástrofe financeira dos EUA, pois o Congresso acaba de rejeitar o pacote de 700 bilhões de dólares que seria injetado nos bancos. Há uma correria tremenda às bolsas de valores. CARBAIA já previa isso há muito tempo.

Na tarde, recebo a visita de MANOEL MESSIAS FERNANDES, baiano de PAULO AFONSO, que comparece no MMDC juntamente com seu pai LUIZ DAMASCENO SILVA. MANOEL manteve contato comigo através do SONICO, onde se tornou um amigo virtual. Convidado por mim assim que viesse a São Paulo, hoje ele visita o MMDC. Com isso, os trabalhos no computador ficam prejudicados.

Quando MANOEL e LUIZ DAMASCENO estão se despedindo chega COLOMBO. Ele está apreensivo por causa de uma greve no campus da UNIFESP, em DIADEMA, onde trabalha. Fala de uma passeata que acontecerá amanhã e no seu trabalho deverá estar atuante.

A Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial manda entregar na Sociedade os troféus “MARCO DA PAZ”, destinados ao GINO, MENDES e VENTURA, para recebimento na solenidade do 76º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32, no dia 2 de outubro, defronte o Monumento Mausoléu, no IBIRAPUERA.

Recebo do CAPITÃO ANDRÉ LUIZ DE SOUZA DIAS, do Exército, residente no RIO DE JANEIRO, os seguintes livros: HIPÓLITO DA COSTA – O GAÚCHO FUNDADOR DA IMPRENSA DO BRASIL e AS BATALHAS DOS GUARARAPES – DESCRIÇÃO E ANÁLISE MILITAR, escritos por CLÁUDIO MOREIRA BENTO e também GENERAL OSÓRIO – “O MAIOR HERÓI E LÍDER POPULAR BRASILEIRO” (BICENTENÁRIO). O CAPITÃO ANDRÉ é nosso conhecido há alguns anos e mantemos um correio eletrônico regular, como amigos virtuais.

Leio o teor de uma mensagem que o advogado ROMAGNOLI manda para o CORONEL MENDES a respeito de um mal entendido sobre “venda de medalhas”, que aconteceu na sexta-feira última. Quer ele discutir esse assunto em reunião de Diretoria.



A greve da Polícia Civil está causando “engavetamento” de ocorrências na Delegacia Eletrônica. Já são 6.500 boletins que foram feitos pela Internet e nem entraram na rede da polícia por falta de profissionais para atender a demanda. O Delegado Geral de Polícia, MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE, confirmou hoje essa informação, mas logo acenou com uma solução: “Nós estamos com mais 30 policiais sendo treinados, e eu acredito que a partir de amanhã esses boletins entrarão em seu fluxo normal”, comentou. Em comemoração ao DIA DA POLÍCIA CIVIL, que acontecerá amanhã, policiais em greve promoverão manifestações em várias partes do Estado.



O pai da auxiliar de escritório FLAVIANA BARBOSA, de 27 anos, que foi arrastada por quase um quilômetro por um carro em ARARAQUARA, diz que o que aconteceu com a filha foi uma monstruosidade. “Foi algo que não é normal, foi uma monstruosidade. Acidentes são normais, mas da forma como aconteceu, eu não me conformo”, afirmou hoje o aposentado JOÃO BATISTA BARBOSA NETO, de 63 anos, ao site G1.



Uma ambulância capotou no início da noite com uma gestante em trabalho de parto, sua mãe, a médica e o motorista. O acidente aconteceu por volta das 18:30 horas, no cruzamento da Avenida ITAQUERA com a Rua ORLANDO SILVA, em ITAQUERA, zona leste da capital. A gestante KATARINA ERIKA SANTOS, de 21 anos, era transferida do Hospital SANTA MARCELINA para o Hospital AMPARO MATERNAL, ambos na zona leste, pois não havia vaga no setor de pós-parto. “Como ela estava em trabalho de parto, eu liguei a sirene e estava furando os sinais vermelhos. No cruzamento, ainda tentei evitar o acidente, mas um carro veio e bateu na lateral esquerda da ambulância. A gente rodou e capotou de lado”, conta o motorista ODAIR COSTA, de 54 anos. “Desci desesperado para ver se alguém tinha se machucado, mas graças a Deus estava todo mundo bem. Uma ambulância particular que passava pelo local levou elas de volta para o Hospital SANTA MARCELINA”, completa o motorista.

Até o final da noite, o bebê não havia nascido. Apesar das fortes contrações, a dilatação ainda não era suficiente para iniciar o trabalho de parto. O hospital ainda afirma que a grávida permanecerá no local e terá o filho lá. Isso porque entre ela ser transferida e voltar depois do acidente, foi aberta uma das 38 vagas para gestantes no hospital.



Após dois anos brigando para provar a inocência do filho, ANTÔNIO CONCEIÇÃO DA SILVA, de 62 anos, morreu ontem em GUARULHOS. Ele é pai de WÁGNER CONCEIÇÃO DA SILVA, de 25 anos, que passou 755 dias detido junto com RENATO CORREIA DE BRITO, de 24, e WILLIAN CÉSAR DA SILVA, de 27. WÁGNER foi acusado de matar VANESSA BATISTA DE FREITAS, de 22 anos, em 2006. O trio foi solto no dia 4 de setembro deste ano, depois que LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES, de 19 anos, conhecido como o “MANÍACO DE GUARULHOS”, confessou o assassinato.

“Nem tive tempo de ficar com o meu pai”, afirmou WÁGNER hoje, durante o velório. “Mas ele realizou seu maior sonho que era me ver livre. Vai descansar em paz”. ANTÔNIO teve uma inflamação nos rins e no fígado, segundo médicos. O problema seria decorrência dos remédios contra depressão e nervosismo que ANTÔNIO começou a tomar depois que WÁGNER foi preso.



No dia em que se celebrou o centenário da morte do escritor MACHADO DE ASSIS, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA assinou, no RIO, o decreto que estabelece o cronograma de vigência das mudanças previstas no acordo ortográfico das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O acordo passa a valer a partir de janeiro de 2009. Mas as duas normas ortográficas – a atual e a prevista no acordo – serão aceitas até 2012 em vestibulares e concursos públicos. Até 2010, todos os livros didáticos deverão ser editados com as mudanças, que têm o objetivo de unificar o idioma nos oito países que têm o português como língua oficial.

Na cerimônia para assinatura do decreto, realizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), LULA defendeu as mudanças ortográficas. Para o presidente, o acordo aproxima o BRASIL das suas raízes históricas. Acadêmicos presentes na ABL comentaram as mudanças. MARCOS VILAÇA disse que o acordo é uma oportunidade de unificar a língua entre os países. “O português tem dois dicionários: o da nossa academia e o da academia de LISBOA. Agora, isso vai ser unificado. Todos os países vão escrever da mesma forma. Só posso ver isso com simpatia”, observou. Para ARNALDO NISKIER, as mudanças podem ser um pretexto para o país escrever melhor.



Com muita pompa, o MUSEU DO FUTEBOL foi inaugurado hoje em SÃO PAULO. No Estádio do PACAEMBU, a festa contou com a presença de grandes craques do passado como: ADHEMIR DA GUIA, RIVELLINO, CAFU, RAÍ, ZETTI e MAURO SILVA, de dirigentes como os presidentes da Federação Paulista, MARCO POLLO DEL NERO, e da Confederação Brasileira de Futebol, RICARDO TEIXEIRA, além de políticos como governador do Estado, JOSÉ SERRA, do governador do RIO, SÉRGIO CABRAL e do Ministro do Esporte, ORLANDO SILVA.

Mas a grande estrela da noite foi mesmo o REI PELÉ, o grande homenageado da noite. “Espero que todos gostem daqui. Vocês verão coisas nesta exposição que nem eu sabia que estavam guardadas, como o rádio que meu pai tinha e chorou ao ouvir a COPA de 50”, disse PELÉ, que ao entrar na festa foi direto conferir a camisa da seleção usada por ele na COPA de 70. “A história dessa camisa é meio obscura. Dei para o ZAGALLO e não sabia que ele iria guardar por tanto tempo. Esta camisa tem um significado grande porque deu um Mundial ao BRASIL”, explicou o REI. No início da cerimônia foi exibido um vídeo com as construções do Estádio do PACAEMBU e do MUSEU DO FUTEBOL. “O MUSEU superou as minhas expectativas”, afirmou o governador JOSÉ SERRA, ao lado do empresário JOSÉ ROBERTO MARINHO, presidente da Fundação ROBERTO MARINHO.

A abertura para o público será no dia 1º de outubro, com ingressos a seis reais. O funcionamento será de terça a domingo, das 10 às 18 horas, exceto em dias de jogo.



Morreu hoje em SÃO PAULO, aos 56 anos, o baterista GIGANTE BRAZIL. Segundo informações de sua mulher, RENATA SANDOVAL, ele teve uma parada cardíaca enquanto dormia. O músico sofria de hipertensão. Nos anos 1980, BRAZIL integrou o movimento VANGUARDA PAULISTA e tocou com músicos como ARRIGO BARNABÉ, ITAMAR ASSUMPÇÃO, SUZANA SALLES e VÂNIA BASTOS. Mais recentemente, fez parcerias com CELSO SIM, PAULO LEPETIT e ANELIS ASSUMPÇÃO. O velório está acontecendo no Cemitério SÃO PAULO, zona oeste, e o enterro será ao meio-dia de amanhã no Cemitério de CONGONHAS, zona sul.



HIGIENÓPOLIS, BOM RETIRO e JARDINS estavam hoje em clima de festa judaica. Na vitrine de algumas lojas, lia-se “SHANÁ TOVÁ”, uma espécie de feliz ano-novo em hebraico. Os judeus comemoram até o final da tarde de quarta-feira, dia 1º de outubro, o ROSH HASHANÁ, o ano-novo judaico – que diferente do calendário ocidental-laico, chegou a 5769. Dos 65 mil judeus que escolheram o Estado de SÃO PAULO para morar, 60 mil estão na capital, formando assim a maior colônia no País.



O risco de uma crise financeira mais profunda e mais custosa para todo o mundo agravou-se desde a tarde, quando o plano de socorro de 700 bilhões de dólares proposto pelo presidente GEORGE W. BUSH foi rejeitado por 228 votos a 205 na Câmara de Representantes dos ESTADOS UNIDOS. Funcionários do Executivo e líderes partidários haviam negociado e reformulado o projeto em longas discussões durante o fim de semana. No domingo, a presidente da Câmara, deputada democrata NANCY PELOSI, havia anunciado um acordo. Haveria, segundo ela, apoio bipartidário ao projeto. Hoje à tarde, as cotações que já despencavam nas bolsas de valores desde antes do início da votação – transmitida pela televisão – aceleraram o ritmo de queda e uma nova onda de insegurança espalhou-se por todos os mercados.

Votaram contra a proposta 133 deputados republicanos – dois terços da bancada governista – e 95 democratas e, a favor, 140 democratas e 65 republicanos. De manhã, o presidente BUSH havia defendido uma ação “audaciosa” para impedir o agravamento da crise financeira. Os deputados de seu partido não se mostraram tão audazes: preferiram seguir a tradição republicana, evitando mais uma grande intervenção no mercado e mantendo a retórica de proteção ao bolso do contribuinte. Mas apenas derrubaram o pacote, sem eliminar a crise nem tornar desnecessárias novas ações do governo. Prepararam um péssimo começo para o próximo presidente. Na EUROPA e na ÁSIA as bolsas haviam fechado em queda, mais uma vez, pressionadas não só pela insegurança quanto à aprovação do pacote americano, mas também pela sucessão de novas notícias negativas. Na EUROPA, os governos da BÉLGICA, da HOLANDA e de LUXEMBURGO, haviam posto mais de 16 bilhões de dólares no GRUPO FORTIS NV, enquanto na ALEMANHA, governo e bancos ofereciam financiamento de até 35 bilhões de euros à holding HYPO REAL, do setor imobiliário.

Sem o pacote de 700 bilhões de dólares e sem um plano de ação de amplitude semelhante, o governo americano só poderá agir no estilo dos europeus, tentando cuidar dos problemas caso a caso. Se esse for o caminho, a insegurança nos mercados tenderá a prolongar-se. Qualquer instituição poderá ser a próxima a balançar, pressionada por problemas de caixa e pelo acúmulo de créditos de baixa qualidade. O banco central americano poderá continuar agindo em conjunto com os da EUROPA e do JAPÃO, oferecendo liquidez aos mercados e improvisando medidas de socorro.

No fim da tarde, o ÍNDICE DOW JONES, da Bolsa de Valores de NOVA YORK, fechou com queda de 6,19%. A queda, de 689 pontos, foi a maior de todos os tempos. Em SÃO PAULO, o IBOVESPA acumulava, no fechamento, uma baixa de 6,36%. Durante o pregão, havia chegado a cair mais de 13%. Esta reação dos mercados acionários pode não ser a pior conseqüência da rejeição do pacote. Se uma boa alternativa não for logo encontrada, o arrocho do crédito poderá aumentar desastrosamente na maior parte dos mercados, elevando o risco de uma ampla recessão.



Depois da contundente vitória da véspera, na qual conseguiu aprovar seu projeto de Constituição com 63,9% dos votos (o “não” obtinha 28,1% de acordo com a apuração oficial, com 94,67 % das atas computadas), o governo do presidente equatoriano, RAFAEL CORREA, começou hoje mesmo a pôr em prática a fase de transição para o novo ordenamento).



A família do ator australiano HEATH LEDGER, morto em janeiro por overdose acidental de medicamentos, decidiu doar seus bens para a filha dele, MATILDA ROSE, com a atriz MICHELLE WILLIAMS, segundo a revista “PEOPLE”. O patrimônio de LEDGER é avaliado em mais de 20 milhões de dólares (cerca de 39,2 milhões de reais). Dois anos antes de a menina nascer, o CURINGA de “BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS”, assinou o testamento deixando sua fortuna para seus pais e irmãs. O pai de LEDGER, KIM, disse que a família decidiu que o dinheiro deve ser da menina, de 2 anos. KIM afirmou que o plano de transferência dos bens é pensado desde que LEDGER morreu. Embora MICHELLE e LEDGER estivessem separados, os dois permaneceram próximos.



Um carro-bomba explodiu hoje em TRÍPOLI e matou cinco pessoas, sendo quatro delas militares. A explosão também deixou 27 feridos, a maioria membros do Exército. Esse foi o segundo atentado em menos de dois meses a atingir a cidade, que vive uma tensa trégua entre radicais sunitas e a seita xiita ALAUÍTA, apoiada pelos sírios. Há dois dias outro ataque terrorista com características similares aos da cidade libanesa, foi realizado em DAMASCO, capital da SÍRIA.



2 009 : - TERÇA-FEIRA

A leitura de jornais e o computador tomam conta das horas da manhã. Recebo vários e-mails. Um deles é do JOSÉ D´AMICO comentando o meu blog. Termino de ler a história do Batalhão “7 de Setembro”, um dos muitos criados na Revolução Constitucionalista de 32, que teve atuação destacada no setor Norte, mais especificamente nas imediações do Túnel da Mantiqueira.

Prezadíssimo Coronel Ventura,

O projeto de seu blog está maravilhoso !

Agora que percebi a janela para "postagens antigas" e dei uma passada d'olhos até 7 de agosto.

Não só viajar pelos fatos do Brasil e do mundo selecionados tão escrupulosamente pelo senhor como também ter contato com o dia-a-dia de sua enriquecedora vida pessoal em tempos pretéritos tornam a leitura deliciosamente única !

O gigantismo e, ao mesmo tempo, a meticulosidade de seu trabalho memorialístico-literário são uma inspiração !

Muito obrigado por tal oportunidade !

Continências espirituais do

Recruta D'Amico



Na Sociedade a nossa funcionária está sem impressora e isso dificulta sobremaneira o seu serviço. Nesses dias que antecedem os preparativos para as comemorações do 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução ficar sem essa peça é amarrar as mãos da funcionária. Com o auxílio do RONALDO - nosso amigo - vamos tentar ativar uma impressora que estava encostada. Depois de várias tentativas a MARINEI faz a máquina funcionar. Falta a tinta para a impressora. Isso fica para amanhã. O RONALDO cederá a máquina durante o tempo necessário para a Sociedade arrumar uma outra.

Na Rua TABATINGUERA, quando vou almoçar, cruzo com o CORONEL PM Ref JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO. Diz que nos seus guardados encontrou uma relação de todos os voluntários que partiram de SANTO ANDRÉ para participar da Revolução Constitucionalista de 1932.

Deixo o MMDC depois das 16 horas. Não tive nenhuma comunicação nem do GINO e nem do MENDES. Este, já passou pela Sociedade, no período da manhã e deve estar atarefadíssimo com os ofícios de outorga das medalhas que serão entregues no dia 2 de outubro.



MENSAGEM RECEBIDA DO CORONEL PM Ref ISAAC, COMPANHEIRO DO CSP-87

Ventura, neste mês de outubro de 2009, a Operação XII DE OUTUBRO, realizada todo o ano em Aparecida, compreendendo o dia 12 de Outubro irá completar 33 anos de existência. Esta Operação teve início no ano de 1976, após no ano de 1975, Aparecida do Norte ter vivido um verdadeiro caos que pegou todos os órgãos públicos Municipais, Estaduais de surpresa. A cidade praticamente parou,"ficou travada". Assim sendo o Prefeito da época solicitou a Polícia Militar que elaborasse um esquema de policiamento para fazer frente as necessidades, principalmente do Segundo Domingo do mês de Outubro, onde cerca de 300.000 romeiros estavam sendo esperados. Reputo como uma das operações mais importantes da Polícia Militar, pelo seu caráter humanitário, onde todas as forças se juntaram sob um planejamento de grande envergadura para fazer frente ao evento. O Comando da Primeira Operação esteve a meu cargo na época Capítão. Ao longo dos anos esta operação foi agregando cada vez mais efetivo, graças a compreensão do Alto Comando da Corporação que viu a importância internacional do evento. Em 1988 a Academia de Policia Militar - na época sob o Comando do Cel PM Celso Feliciano, passou a executar a Operação em conjunto com as Unidades do Vale do Paraíba- CPI. Várias unidades da PMSP participaram desta operação como: Corpo de Bombeiros, Policia Florestal, Policia Rodoviária, BpTran- com apoio de motos, CFAP com Alunos Cb e ou Sgts,. Além de Unidades das FFAA. Hoje são empregados além deste efetivo o Grupamento Aéreo, com a sua unidade hoje sediada no Vale do Paraíba. O planejamento desta operação teve como base o Policiamento executado quando do recebimento da Rosa de Ouro pela Basílica de Aparecida, planejamento feito na época pelo Cap Jose Francisco Gomes Figueira, Cmt da cia de Guaratinguetá que era responsável pelo policiamento do município de Aparecida. Tudo isto também serviu de base para o planejamento do policiamento quando da primeira visita do Papa João Paulo II, em Aparecida. Quando da participação da Academia o Cmt do CPAI 1 era o Cel PM Jose Lopez de Aquino, que por uma feliz coincidência tinha um filho cursando o seu último ano. Eu tive a felicidade agora como Ten Cel cmt do 20BPMI de fazer parte do EM especial criado para esta primeira participação da Academia, por Indicação do Cel Alexandre da Cruz Medeiros. ´na época Cmt do CPI sediado à época em SP.



Após o tumulto ocorrido no primeiro dia da nova operação de embarque na Estação SÉ, o Metrô reduziu o esquema de contenção de passageiros. Hoje à tarde, em vez de três bloqueios, os seguranças só restringiram ao acesso às baias de embarque – que são os cercados onde os passageiros ficam antes de entrar no trem. A medida do Metrô foi adotada na plataforma com destino a ITAQUERA, e tem o objetivo de evitar o empurra-empurra.



O DIÁRIO e a RÁDIO GLOBO comemoram um ano de inauguração do ESTÚDIO OSMAR SANTOS, na sede do jornal. Desde então, os jornalistas do DIÁRO participam da programação da emissora. E quem comandará a festa é o radialista LAÉRCIO MACIEL, no programa “MANHÃ DA GLOBO”que será transmitido das 10 às 13 horas, amanhã, direto da redação do jornal. O programa contará com a presença do radialista OSMAR SANTOS, que dá nome ao estúdio, e do cantor JAIR RODRIGUES.



Uma mulher foi atingida por uma bala perdida durante troca de tiros entre a PM e bandidos nesta noite. O tiroteio aconteceu logo após o suspeito e pelo menos mais um comparsa executarem um homem no meio da rua, na LAPA, com seis tiros.

Por volta das 19 horas, policiais militares patrulhavam a região de moto quando se depararam com um tumulto e JOSÉ CLAUDEMIRO BRITO VIANA, de 33 anos, caído morto com vários tiros na calçada da Rua WILLIAM SPEERS. Ele teria sido executado. Pelo menos dois suspeitos fugiam do local, e começou a perseguição.

Os assassinos fugiram em direção a um túnel para passagem de pedestres próximo à estação LAPA da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com a PM, o bandido começou a atirar para trás enquanto corria e teria acertado uma mulher no ombro. Ela foi levada para o hospital e passa bem. Havia cerca de 200 pessoas no local na hora dos tiros e houve muita confusão.

A perseguição continuou até a Rua 12 de Outubro, onde outro tiroteio aconteceu. Um PM levou um tiro na barriga, mas foi salvo pelo colete à prova de balas. Outro PM foi baleado de raspão. Ninguém foi preso.



O Tribunal de Contas da União recomendou a paralisação de 41 obras federais, em atitude que provocou reação irritada do governo. A recomendação atinge 13 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – pilar da pré-campanha da ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, à Presidência. Essas obras do PAC envolvem gastos de 7,38 bilhões de reais só neste ano. Foram apontados superfaturamento e pagamento por serviços não prestados. O tribunal também avaliou aspectos ambientais e concluiu que o IBAMA acompanha de forma precária processos de licenciamento de obras. O relatório aponta outros 22 empreendimentos com indícios de irregularidades graves e sugere a retenção parcial de valores, mas sem recomendar suspensão. Nesse caso, aparecem 16 projetos do PAC.



Soldados cheirando a álcool dispararam para o ar hoje, aterrorizando os já traumatizados moradores de CONACRI, capital da GUINÉ, um dia após as tropas matarem ao menos 157 pessoas e ferirem 1.200 em uma manifestação pró-democracia.

Grupos humanitários no país, que fica na costa oeste da ÁFRICA, rejeitaram as informações do Ministério do Interior, segundo as quais 57 pessoas foram mortas. De acordo com as ONGs, há relatos de soldados atacando pessoas com baionetas e despindo e estuprando mulheres durante as manifestações. O opositor MUTARR DIALLO confirmou que houve violência sexual.

O banho de sangue começou na tarde de segunda-feira, quando cerca de 50 mil pessoas reuniram-se em um estádio de futebol para protestar contra a notícia de que o CAPITÃO MOUSSA DADIS CAMARA se candidataria nas eleições presidenciais em janeiro de 2010. Ele tomou o poder em dezembro, após um violento golpe de Estado, prometendo democracia.

No momento em que a multidão gritava frases como “queremos uma democracia de verdade”, os soldados lançaram gás lacrimogêneo e abriram fogo contra os manifestantes, provocando um pânico generalizado.

O governo admitiu que os militares atiraram, mas CAMARA alegou que as forças de segurança agiram por conta própria. “Os que estão ligados a essa atrocidades são elementos incontroláveis no Exército. Até eu, como chefe de Estado, não consigo controlá-los.” Se CAMARA realmente for candidato, estará quebrando um acordo que fechou com as forças civis, que permitiu que ele ficasse no poder até a votação. EUA, ONU, UNIÃO AFRICANA e UNIÃO EUROPEIA denunciaram hoje a matança em CONACRI.



A tsunami que se seguiu a um terremoto hoje, na OCEANIA, provocou pelo menos 100 mortos em SAMOA e SAMOA AMERICANA. Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger e a fugir de regiões costeiras.

O tremor ocorreu às 6:48 horas (14:48 horas de BRASÍLIA), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA. O epicentro localizou-se no mar, a 195 km de ÁPIA, capital de SAMOA. A Defesa Civil da NOVA ZELÂNDIA avaliou o tremor em 8,3 graus na escala RICHTER.

A maioria das mortes teria ocorrido na aldeia de LALOMANU, na ilha de OPOLU. É a segunda maior ilha do arquipélago de SAMOA, e abriga a capital, ÁPIA. Aldeias da pequena ilha vizinha de MONONO foram danificadas, e uma extensa parte está debaixo d´água.



O poeta e escritor espanhol JOSÉ ANTONIO MUÑOZ ROJAS, que no dia 9 de outubro comemoraria 100 anos, morreu nesta terça-feira na cidade de ANTAQUERA, no sul da ESPANHA. Integrante do grupo literário conhecido como Geração de 36, MUÑOZ ROJAS iniciou a carreira, em 1929, com o livro VERSOS DEL RETORNO. Paralelamente, lecionou espanhol na universidade de CAMBRIDGE e traduziu livros de língua inglesa. Vencedor do Prêmio Nacional de Poesia de 1988 com o livro OBJETOS PERDIDOS e REINA SOFIA de Poesia Ibero-americana em 2002 pelo conjunto de sua obra, era um dos autores mais importantes da poesia espanhola contemporânea.



2 010 : - QUARTA-FEIRA

Ainda repercute em meus pensamentos a magnífica reunião dos oficiais no almoço de ontem no CLUBE ESPÉRIA. Não esperava tamanha abrangência nesse salutar encontro. Meus parabéns aos idealizadores das reuniões dos “VELHOS CAMARADAS”.

Estou preocupado com a cerimônia de amanhã no CLUBE DE REGATAS TIETÊ. É a primeira vez que acontecerá essa solenidade que visa homenagear os descendentes dos ex-combatentes, que, em 1932, pertenciam a esse clube. Também é algo louvável e que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC pretende somar esforços nessa parceria. Também o 2 de outubro, no 78º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista, no Monumento Mausoléu, é um dia especial para nós. O CORONEL MENDES já encerrou a grade de outorga da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” e a Polícia Militar aprontou toda a cerimônia, conforme Nota de Serviço encaminhada para o MMDC.

Nesta tarde trabalhamos no sentido de divulgar esses eventos e de acertar alguns detalhes para amanhã. Isso é cansativo. Poucos são os associados que nos auxiliam. Eles querem assistir as solenidades e ainda sentem-se do direito de censurar algum ponto falho. Mas para ajudar a Sociedade na montagem de todos esses eventos podemos contar nos dedos quem realmente trabalha para isso. Apesar de todo esse comodismo tudo vem acontecendo da melhor maneira possível. Sinto pena do OLIVEIRA, adoentado por causa de problemas familiares. Ele está à beira de uma crise de nervos por causa de sua filha. Ela está trabalhando e deixa os dois filhos para o pai tomar conta. Ele se queixa muito comigo nesta tarde. Mas nada posso fazer.



Recebo uma mensagem de OCTÁVIO MARCONDES sobre um vídeo que coloquei no FACEBOOK sobre a situação atual do Monumento Mausoléu, onde demonstra claramente o descaso das autoridades que deveriam cuidar de seu restauro.

Tatto Marck comentou seu vídeo.

Tatto escreveu:

"Puxa vida!!! Fiquei contente com a matéria, mas não posso negar em reconhecer como dói o descaso das autoridades. Como dói ouvir sempre esse discursinho sofista de quem no fundo não está nem um pouco ou nada interessado... Cel Ventura, já que temos SANGUE PAULISTA nas veias, lutemos nós. Acabei de encaminhar o vídeo para muitos... Abraços. Octávio Marcondes"



O CORINTHIANS não se cansa de dizer, a cada tropeço, que tem um jogo a menos em relação ao FLUMINENSE. Hoje, numa de suas piores apresentações no BRASILEIRO, passou enorme pressão, só empatou com o BOTAFOGO por 1 a 1 e viu o líder abrir três pontos. Foi suado, sofrido, mas o FLUMINENSE venceu o AVAÍ por 1 a 0 e se manteve na liderança do campeonato. O CRUZEIRO segue firme na briga pelo título. Hoje, a equipe não tomou conhecimento do ATLÉTICO – GO e ganhou fácil por 3 a 0. O ATLÉTICO PARANAENSE também se mantém sonhando com o título ou, ao menos, a LIBERTADORES. Na ARENA DA BAIXADA, em CURITIBA, bateu o VITÓRIA por 1 a 0. O SÃO PAULO perde por 4 a 2 para o GRÊMIO, no OLÍMPICO. Na ARENA BARUERI o PALMEIRAS vence por 2 a 0 o INTERNACIONAL.



A operação de aumento de capital da PETROBRÁS leva o BRASIL a nova recorde na entrada do dólar no País. Dados preliminares do BANCO CENTRAL mostram que 14,45 bilhões de dólares entraram no País em setembro, até sexta-feira, dia 24, em operações financeiras como a compra de ações. Mesmo sem os últimos quatro dias úteis do mês, o valor já é o maior da série iniciada em 1982. Analistas dizem que o montante vai crescer ainda mais, pois estrangeiros continuam a transferir dólares nesta semana, tanto que o dólar caiu hoje ao menor valor em dez meses: R$1,705.



Faleceu SAMIR FARES CURY, empresário e advogado, aos 61 anos. De família libanesa, nasceu em SÃO PAULO e por mais de 30 anos manteve em atividade o comércio de atacado de papel na loja VARIEDADES MARLY, na Rua 25 de Março, região central da cidade. Em 1969, deram início às atividades no estabelecimento, ao lado do pai FARES CURY e do irmão NICOLAU, com a comercialização de objetos de papelaria, escritório e livros. Paralelamente, ele cursou a faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde se formou em 1976. O trabalho na loja foi encerrado anos mais tarde, em 1999, por opção da família e em razão das mudanças no perfil da região. A área que antes só comercializava tecidos, armarinhos e brinquedos começou a receber os eletrônicos e outros objetos. A alteração não agradou CURY e com o encerramento das atividades ele resolveu se mudar para o exterior. No TEXAS, EUA, CURY permaneceu até 2007 trabalhando com transporte executivo e aluguel de carros. Depois de passar por uma bem sucedida cirurgia do coração no exterior regressou ao BRASIL e organizou a mesma proposta de trabalho que desenvolvia fora. Fluente em inglês e espanhol, o advogado tinha como hobby cuidar de barcos e chegou a adquirir um de 67 pés. A mãe, LINDA, de 83 anos, e os irmãos NICOLAU e MARLY, lamentam a perda do querido familiar, ocorrida em decorrência de uma encefalite virótica, no Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA. Ele morava nos JARDINS e deixa dois filhos, SAMIR, de 26 anos e NAYA, de 16.



Faleceu SEMIRAMIS SAYEGH LENCIONE, aos 72 anos. Nascida na capital paulista, era moradora do bairro da ÁGUA FRIA, na zona norte. Era casada com DUÍLIO LENCIONE, superintendente do SHOPPING CENTER NORTE. Descendente de libaneses, SEMIRAMIS era católica, se formou em contabilidade pela Faculdade ÁLVARES PENTEADO e tinha a decoração como um hobby. Também era colaboradora do Centro CÔNEGO LUIZ BIASI, entidade que educa crianças de baixa renda.



Morreu HERTA KLARA VON RAUTENFELD, vitima de uma pneumonia. Nasceu em novembro de 1910. Aos 41 anos, a alemã HERTA KLARA mudou-se para o BRASIL com o marido GOETZ FRED VON RAUTENFELD e quatro filhos. Até 1958, trabalhava como dona de casa e mantinha atividades paralelas, ajudando a família na lavoura em SOROCABA. Mudou-se para SÃO PAULO e começou a trabalhar na criação da GRANJA DO ALEMÃO, em um trecho de zona rural dentro da zona norte, onde o negócio se consolidou. As atividades foram interrompidas em 1990, quando seu marido GOETZ adoeceu.



Faleceu LÍVIO PIVA, aos 74 anos. Sempre gostou de cantar. Apreciava a música italiana – sua língua natal – e a clássica. Depois da aposentadoria, com mais tempo, ingressou no coral da colônia italiana, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC paulista. Com ensaios semanais, se apresentava uma vez por mês na Igreja Matriz da cidade, quando a missa era celebrada em seu idioma de origem. Nascido na região do VENETO, veio para o BRASIL na década de 1950 para trabalhar nas lavouras de café no interior paulista. Depois, mudou-se para SÃO BERNARDO. Conseguiu economizar – e com os irmãos montou a PIVA AFIAÇÃO E RETIFICAÇÃO LTDA. Aposentado, foi vice-presidente da Associação BRASILITÁLIA.



SÃO PAULO – A atriz Eva Wilma se envolveu em um acidente de carro no último domingo (26), em São Paulo. Embora o susto tenha sido grande, ela fraturou apenas dois dedos do pé esquerdo e passa bem. O acidente ocorreu em um cruzamento da Avenida Pacaembu, na zona oeste da capital. O carro da atriz se chocou com outro e ela foi arremessada para frente. Eva foi levada às pressas pelo seu produtor, André Mello, para o Hospital São Luiz, onde fez exame de raio-X e confirmou a fratura nos dedos do pé. Quatro horas depois a atriz foi liberada. Por conta da força do impacto da batida, Eva se queixou de dores no peito, mas exames no tórax não apontaram fraturas. Eva está no elenco da nova novela das 18 horas, “Araguaia”, mas não tinha gravações previstas para essa semana. Na noite de terça (28), ela participou de uma palestra no centro do Rio de Janeiro e apareceu com o pé imobilizado.

Preocupada com a perda de votos entre cristãos, atribuída por sua campanha à polêmica sobre o aborto, a candidata do PT à Presidência, DILMA ROUSSEFF, reuniu hoje padres e pastores, em BRASÍLIA, para negar já ter defendido a interrupção da gravidez. A polêmica é alimentada por declarações dadas por DILMA em outras ocasiões, antes da reta final da campanha.

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, promoveu ato de encerramento de sua campanha na noite desta quarta-feira (29), em São Paulo. O local escolhido pela campanha tucana foi um espaço de eventos na Mooca, bairro da Zona Leste da capital paulista em que Serra nasceu. O encontro reuniu militantes, políticos locais e apoiadores de candidatos da Grande São Paulo. Lideranças nacionais do PSDB, envolvidas em campanhas nos estados, não compareceram. Em discurso de 15 minutos, Serra adotou tom moderado, sem ataques diretos ao governo federal. Na única referência indireta ao governo, disse defender uma gestão “voltada para pessoas”. “E não para partidos, patotas, companheiros”, afirmou. “Um governo sério, sem escândalos, que realmente consiga de vez melhorar a segurança, a saúde, a educação, a garantia de que os empregos atuais serão mantidos e outros serão criados." O candidato do PSDB também procurou demonstrar otimismo e pediu que a militância se mobilize até domingo (3) para convencer eleitores indecisos. “Na segunda-feira (4) nenhum eleito ou não eleito vai viajar. Descanso só em novembro”, afirmou, em alusão a um eventual segundo turno. Nas únicas menções específicas a propostas, Serra citou promessas feitas na reta final da campanha, como o reajuste de 10% aos aposentados do INSS e aumento do salário mínimo para R$ 600. “Eu não faço promessa, faço anúncio, e sou responsável naquilo que digo que vou fazer.” Ao final, disse à militância: "Vamos à vitória em São Paulo e no Brasil". Ao lado de Serra no púlpito principal, estavam a mulher do candidato, Mônica Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o governador do estado, Alberto Goldman (PSDB), Geraldo Alckmin e Aloysio Nunes Ferreira, candidatos ao governo de São Paulo e ao Senado pelo PSDB, e Guilherme Afif Domingos (DEM), candidato a vice na chapa de Alckmin. Alckmin pede 'luz na consciência' do brasileiro para eleger Serra Com a voz falhando, o candidato do PSDB ao governo, Geraldo Alckmin, procurou reforçar o otimismo sobre a performance de Serra na votação. Em discurso de cinco minutos, disse que “a eleição não acabou”. “Agora são nesses quatro dias que intenção de voto vira voto. Vamos para a rua, passar a mão no telefone, passar e-mail, pôr adesivo no carro, falar com as pessoas, entusiasmar.” O candidato disse ainda pedir a Deus que “uma luz se acenda na consciência de cada brasileiro” para promover a vitória de Serra. “Vamos pedir a Deus para que, no apagar das luzes dessa campanha cívica, uma luz se acenda na consciência de cada brasileiro para que nos possamos ter em 3 de outubro aquele que mais pode trabalhar pelo povo brasileiro”, afirmou Alckmin.

Acusado de manter relações sexuais com três adolescentes entre 2002 e 2003 em PORTO FERREIRA, o comerciante JOSÉ CARLOS TERASSI foi absolvido na segunda-feira, dia 27 de setembro, pela 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça. Ele havia sido condenado a 35 anos e seis meses de reclusão em 2003 e desde então estava foragido. Com a decisão doTJ, o mandado de prisão não vale mais. O relator IVAN MARQUES absolveu o comerciante com o argumento de que era conhecido na região o fato de que as vítimas freqüentavam festas com prostitutas e consumo de álcool. O caso das orgias sexuais com adolescentes em um sítio de PORTO FERREIRA envolveu empresários, comerciantes e vereadores da cidade. Doze homens foram presos.



O empresário e radialista ILDEU MENDES DA SILVA, de 39 anos, foi assassinado nesta noite no quarto de seu apartamento, na Alameda EDUARDO PRADO, CAMPOS ELÍSEOS, região central da capital. Estava na cama, com os pés amarrados e amordaçado. Segundo a polícia, ele foi asfixiado com o fio de um fone de ouvido que estava enrolado em seu pescoço. O empresário foi visto entrando no prédio com dois rapazes. Um deles levava uma pizza. A cena foi registrada no circuito interno de TV do Edifício MORADA EDUARDO PRADO. ILDEU aparentava tranqüilidade e chegou a arrumar o cabelo no espelho. Em outra imagem, os dois rapazes – de bonés – saem do prédio com roupas diferentes das que entraram e fogem no HONDA CIVIC da vítima. Até à noite, ninguém havia sido preso. Além do carro, a dupla levou dinheiro, notebook, equipamentos eletrônicos e celulares. ILDEU era dono da RENTAL FOX, que aluga equipamentos de áudio e vídeo para profissionais. O escritório funcionava no seu próprio apartamento, no sexto andar do condomínio.



Fantasiado de RAUL SEIXAS, o pagodeiro EVANDRO GOMES CORREIA FILHO, acusado de jogar a ex-mulher e o filho do terceiro andar em GUARULHOS, em 2008, reapareceu hoje à tarde para dar uma entrevista coletiva à imprensa e contar sua versão sobre o fato. Ele teve a prisão preventiva decretada há dois anos e é considerado foragido. Mas, amparado na lei eleitoral, que impede desde o dia 28 prisões de quem não tem sentença condenatória, GOMES ressurgiu. Ele se declarou inocente e repetiu a versão de que a ex-mulher ANDRÉIA CRISTINA NÓBREGA, se jogou com o filho de 6 anos no colo. O menino que sobreviveu à queda acusa o pai. Para a polícia, ela se jogou sob ameaça. O refúgio de GOMES é no Nordeste. O disfarce foi usado para evitar que seja reconhecido.



Delegados da Polícia Civil protestaram hoje pela manhã na PRAÇA DA SÉ, centro da cidade de SÃO PAULO. Donos do pior salário do país na sua categoria, os 50 manifestantes que estiveram no protesto reivindicam reajuste salarial. Eles vestiram placas comparando os salários pagos a delegados em todo o país. SÃO PAULO, segundo eles, fica em 27º lugar, em último. A passeata foi até a sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, localizada na Rua LÍBERO BADARÓ, também na região central.



O filme NOSSO LAR superou a marca de 3 milhões de espectadores nas salas de cinema de todo o País. Desde sua estréia em 3 de setembro, o longa-metragem ficou novamente em primeiro lugar entre os filmes mais vistos do último fim de semana. Até o dia 26 de setembro, a renda acumulada era superior a 28 milhões de reais e público de 3.045.713 espectadores, ultrapassando a população espírita no BRASIL, que segundos dados do IBGE é de 2,2 milhões de pessoas. Escrito e dirigido por WAGNER DE ASSIS, NOSSO LAR conta a história de um médico que acorda no mundo espiritual após a sua morte, até ser resgatado para uma cidade espiritual, cujo nome intitula o filme.



Parentes de 27 dos 33 mineiros presos em uma mina no norte do CHILE desde o dia 5 de agosto por causa de um desmoronamento apresentarão um pedido de indenização de 27 milhões de dólares. Segundo fontes oficiais, o processo será apresentado amanhã à Corte de Apelações de COPIAPÓ e seu objetivo é que “cada trabalhador afetado receba como indenização um milhão de dólares”, afirmou a prefeita de CALDERA, BRUNILDA GONZALEZ. Ela disse que o processo será apresentado contra a empresa mineradora SAN ESTEBAN, dona da mina onde os operários estão presos a 700 metros de profundidade, e contra o governo.



O plano de um ataque terrorista simultâneo em PARIS, LONDRES e BERLIM, supostamente patrocinado pela AL-QAEDA a partir do PAQUISTÃO, é real e pode estar ativo, mas sua execução não é iminente. A advertência foi feita hoje pelo Ministério do Interior da ALEMANHA, após a revelação de que extremistas pretendiam voltar a atacar a EUROPA e os EUA, em uma estratégia semelhante à adotada na ÍNDIA em novembro de 2008.



Astrônomos americanos divulgaram hoje a descoberta de um planeta, de tamanho próximo ao da TERRA, que pode ser habitável. O GLIESE 581 G órbita uma estrela anã vermelha e provavelmente é rochoso, dizem os cientistas da Universidade da CALIFÓRNIA, em SANTA CRUZ e do Instituto CARNEGIE, de WASHINGTON. Segundo eles, a massa do planeta seria suficiente para que ele tivesse uma atmosfera.



O físico GEORGES CHARPAK, vencedor do Prêmio NOBEL em 1992, morreu na noite desta quarta-feira, em PARIS, aos 86 anos. Doutor em física nuclear, CHARPAK integrou o Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear, onde pesquisou uma geração de detectores que transformou a física experimental das partículas elementares. Foi também um dos criadores do Movimento MÃO NA MASSA, de renovação da educação científica, que repercutiu em diversos países, entre eles o BRASIL, onde esteve em 1997 para participar de encontros científicos.



O ator JOE MANTELL, indicado para o OSCAR em 1956 por MARTY, morreu nesta quarta-feira, aos 94 anos, na CALIFÓRNIA. Seu filho, o médico ROBERT MANTELL, informou que o motivo foi uma “grave doença”, não dando mais detalhes. MANTELL interpretou ANGIE, melhor amigo de MARTY, e ficou conhecido pela pergunta “O que você quer fazer esta noite?”, feita ao personagem principal. MANTELL também atuou em CHINATOWN (1974), de ROMAN POLANSKI, como o sócio do detetive JACK GITTES (JACK NICHOLSON). Ele voltou a viver o personagem em seu último trabalho, a sequencia de HINATOWN, lançada em 1990 com o nome A CHAVE DO ENIGMA (THE TWO JAKES).



2 011 : - QUINTA-FEIRA

Ainda tenho viva na memória o evento de ontem em PIRITUBA. A comemoração do 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, perante a ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS foi algo deslumbrante. Isso dá força para continuarmos a luta no MMDC.

Nesta manhã compareço ao SESCOM, na Avenida TIRADENTES, a fim de assistir a cerimônia do 100º aniversário do CENTRO ODONTOLÓGICO DA PMESP. No caminho converso com o TENENTE PM Dent FRIZENE. Ele é irmão do CORONEL PM FRIZENE, já reformado, que trabalhou comigo no CPA/I-8 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO). Conta que seu irmão perdeu um filho de 14 anos, vítima de uma doença coronária e, mas recente, morreu a esposa, também com problemas cardíacos. Encontro muita gente conhecida no enorme anfiteatro que ali existe. Na mesa de trabalhos estão: CORONEL PM JUIZ PAULO ANTÔNIO PRAZAK, o COMANDANTE GERAL, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO; O Sub Cmt CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, o CORONEL PM Méd JOSÉ CARLOS QUEIROZ e o Chefe do Serviço Odontológico, TENENTE-CORONEL Dent LAÉRCIO. Após o canto do Hino Nacional o Chefe do Centro Odontológico recebe a Láurea do Mérito em 1º Grau. O Comandante Geral faz uso da palavra e se procede a entrega da Medalha do Centenário: CORONEL PM CANGERANA, Dr RAZUK, EMÍLIO GUILHERME NETO, CORONEL PM OSNI SERGIO SABBATINI, CORONEL PM VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ; CORONEL PM FÁTIMA, CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO, CORONEL PM Méd JOSÉ CARLOS QUEIROZ; CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL, CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, CORONEL PM LEONARDO TORRES RIBEIRO, CORONEL PM JOSÉ LUÍS MARTINS NAVARRO, CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS, CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM JOÃO CLAUDIO VALÉRIO, CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO, CORONEL PM LUIZ MASSAO KITA, bem como antigos coronéis dentistas, tenentes-coronéis e majores do quadro.

Deixo o SESCOM bastante amolado com a atitude hipócrita do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que até ontem escondeu que seria condecorado hoje e chegou até a extraviar o convite que veio para mim, jogando a culpa na secretária MARINEI. Como meu vice-presidente simplesmente “pisou na bola”. Ele precisa se explicar dessa sua atitude falsa. Por causa de uma simples medalha é capaz de estragar uma amizade de muitos anos.

Na Sociedade tenho dificuldades porque o MENDES simplesmente está com os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 3 em ITAPETININGA e dia 4 na LAPA. Os responsáveis por essas solenidades estão “cobrando” da MARINEI e ela se vê numa situação delicada, pois nada pode fazer. Aguardamos a chegada do MENDES durante toda a tarde, mas ele simplesmente se furtou a vir à Sociedade.

Passo pela Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – a fim de levar os convites para os associados comparecerem no dia 2 de outubro no IBIRAPUERA. Converso com o CORONEL PM JORGE GONÇALVES, Presidente da AOMESP, TENENTE-CORONEL PM MOACYR, CORONEL PM MANOEL ABISSI NOGUEIRA e vários tenentes reformados, inclusive com o CARIOCA, que não vai bem de saúde.

Deixo a Sociedade por volta das 16 horas. Um calor sufocante causa dificuldade no retorno para casa.

LUCINDA conta que a KÁTYA vai se recuperando bem da cirurgia sofrida. Familiares foram visitá-la, inclusive seu filho IAGO.



A Justiça de São Paulo suspendeu hoje a lacração do SHOPPING CENTER NORTE determinada pela Prefeitura e marcada para amanhã, dia 30, pelo perigo de contaminação de metano no subsolo. Parecer da CETESB diz que o Conjunto Habitacional CINGAPURA, da Avenida ZAKI NARKI, também na zona norte, tem o mesmo risco de explodir que o shopping.



Um mês depois de surpreender o mercado com um corte na taxa básica de juros, o Banco Central informou em relatório trimestral divulgado hoje que espera mais inflação e menos crescimento econômico neste ano, principalmente em razão da queda na atividade industrial e da moderação nas vendas no varejo. O BC elevou a projeção de inflação neste ano de 5,8% para 6,4%, muito próximo do limite máximo estabelecido para 2011, de 6,5%. O risco de estourar a meta “sempre existe”, disse o diretor de Política Econômica, CARLOS HAMILTON. Já a previsão de crescimento do PIB caiu de 4% para 3,5%. A autoridade monetária alertou que aumentos reais de salário e a indexação da economia representam riscos para o controle da inflação. Para analistas de mercado, porém, o BC sinalizou que vai continuar cortando juros neste ano, por causa da crise internacional.



O Supremo Tribunal Federal abriu hoje um processo criminal contra o deputado federal PAULO MALUF, a mulher dele, SYLVIA, quatro filhos do casal e mais dois parentes por suspeita de lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal sustentou que a família se envolveu num esquema de lavagem de recursos desviados de obras públicas da época em que MALUF administrou a capital paulista. Com a decisão, PAULO MALUF e seus parentes passarão da condição de investigados para a de réus. O ex-prefeito e a mulher ficaram livres da acusação de formação de quadrilha porque, segundo os ministros, em razão da idade deles já ocorreu a prescrição. Mas os outros também responderão por formação de quadrilha. Relator do processo, RICARDO LEWANDOWSKI destacou os valores “astronômicos” dos supostos desvios. Ele citou que o prejuízo ao erário foi de cerca de um bilhão de dólares. Também disse que há informações de que a família MALUF teria movimentado no exterior cerca de 900 milhões de dólares. O ministro destacou que o total de recursos consumidos com a obra da Avenida ÁGUA ESPRAIADA foi de 800 milhões de reais. Mas que as suspeitas são de que cerca de 1 bilhão de dólares teria sido lavado. Além dos valores altíssimos, o ministro mostrou ter ficado surpreso com o fato de o caso envolver mais de uma dezena de empresas offshore. De acordo com o procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, a maioria dos recursos foi desviada da construção da avenida, que consumiu a quantia “absurda” de 796 milhões de reais. Na época das obras, MALUF era prefeito de SÃO PAULO. “O que está provado nos autos, fartamente é que integrantes da família MALUF uniram-se em torno do objetivo comum de ocultar e dissimular a origem de valores provenientes de crimes contra a Administração Pública praticados por PAULO MALUF enquanto exerceu o mandato de prefeito de SÃO PAULO”, disse o procurador. O procurador afirmou que a investigação não foi feita diretamente pelo Ministério Público Federal. “As provas foram obtidas em inquérito Policial e por intermédio de cooperação internacional”, disse. O destaque da sessão foi o advogado JOSÉ ROBERTO LEAL DE CARVALHO, que defende MALUF. “É muito difícil defender PAULO MALUF. PAULO MALUF carrega um carisma de ódio desde a COPA DE 1970 (quando ele presenteou jogadores com automóveis Fusca). Começa o calvário dele lá”, disse. Também criticou o fato de o Ministério Público Federal ter denunciado por formação de quadrilha oito integrantes da família MALUF. “A quadrilha só vai acabar quando matarem todos e restarem três”, disse. JOSÉ ROBERTO BATOCCHIO, advogado do filho do deputado, FLÁVIO MALUF, também tratou do assunto. “No BRASIL, transformaram formação de família em formação de quadrilha “, disse. Ele reclamou do uso pelo Ministério Público de provas fornecidas pela SUÍÇA. Por meio de sua assessoria o deputado informou: “Diante da decisão do Supremo PAULO MALUF irá apresentar defesa e provará sua inocência”.



A carreira incluiu a militância política, o mundo empresarial e o funcionalismo público. Mas nada resume com mais exatidão a vida de MANOEL SAMPAIO LUZ NETO, o JUCA SAMPAIO, do que a paixão pela televisão. Apaixonado por comunicação, o presidente da TV ALAGOAS morreu na madrugada desta quinta-feira no Hospital do Coração, em SÃO PAULO, onde enfrentava na UTI as complicações de uma cirurgia para a retirada de uma hérnia. A perda precoce do empresário de 50 anos comoveu a sociedade alagoana, que acompanhou o sepultamento no CAMPO SANTO PARQUE DAS FLORES, em MACEIÓ. A central telefônica da TV ALAGOAS congestionou com ligações recebidas de telespectadores que queriam deixar mensagem de conforto para os funcionários e a família. Quem conviveu com JUCA dentro e fora da TV, afiliada da SBT, emissora implantada em 1982, pelo pai dele, o ex-governador GERALDO SAMPAIO, viu de perto o cotidiano de um homem cuja história se confunde com a das comunicações em ALAGOAS. A partir de PALMEIRA DOS ÍNDIOS, no sertão, construiu um sistema de comunicação integrado por TVs e rádios. Vice-presidente do PDT alagoano, JUCA também foi homenageado pelo partido. “Durante toda sua breve vida, JUCA SAMPAIO honrou, respeitou e resguardou a tradição política da família formada por figuras influentes como o avô, JUCA, e o pai, GERALDO SAMPAIO, deputado e vice-governador de ALAGOAS”, disse, em nota, o ex-governador RONALDO LESSA. Ele deixa a esposa e três filhos, que acompanharam o tratamento do empresário em SÃO PAULO.



No terceiro dia de julgamento do médico CONRAD MURRAY pela suposta morte de MICHAEL JACKSON, o segurança do cantor, ALBERTO ALVAREZ, diz que MURRAY pediu que ele escondesse frascos de um remédio e uma bolsa de soro antes da chegada da ambulância. MURRAY admite ter oferecido PROFONOL a JACKSON como sonífero, mas nega a acusação de homicídio culposo. Outro guarda-costas do popstar também deu seu depoimento e disse que os filhos de MICHAEL, PARIS e PRINCE, estavam no quarto quando MURRAY tentava ressuscitar o cantor e viram o pai morrer.



Partidários do presidente sírio, BASHAR AL ASSAD, atiram pedras e tomates contra diplomatas dos EUA que visitavam um líder da oposição em DAMASCO. Foi o segundo ataque contra o diplomata ROBERT FORD neste ano. Em julho, depois de uma visita de FORD à cidade de HAMA, reduto do movimento pró-democracia, partidários de ASSAD atacaram a embaixada dos EUA em DAMASCO. FORD tem irritado o regime sírio por sua proximidade com os manifestantes.



2 012 : - SÁBADO

Mais uma manhã de temperatura baixa. Em minha biblioteca trabalho na atualização do dia 29 de setembro. Vejo que preciso arquivar na hemeroteca o primeiro livro de junho de 2011, a fim de dar espaço aos atuais. Estou envolvido também nos preparativos para três eventos importantíssimos que irão acontecer nos primeiros dias de outubro. No primeiro deles, em 1º de outubro, virão de BRASILÍA os responsáveis pela magnífica exposição da Revolução de 32, que aconteceu no mês de julho na Câmara Federal. O presidente da Câmara Federal, deputado MARCO MAIA está indicado para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA. JOSÉ RICARDO ORIÁ FERNANDES, curador da Exposição e CASIMIRO PEDRO DA SILVA NETO receberão a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Nessa mesma sessão solene dona BIANCA MORANDI TELLES RUDGE, que completou 104 anos no dia 21 de julho, também será condecorada com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Já no dia 2 de outubro teremos a tradicional solenidade defronte o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Em 3 de outubro, o evento da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista será lembrado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Por volta das 10:30 horas sou obrigado a deixar o computador porque começo a sentir problema de visão. Isso ocorre freqüentemente quando fico no computador por mais de duas horas.

A insatisfação popular que contribuiu para o impeachment de Fernando Collor de Mello, há exatos 20 anos, iniciou-se com um conjunto de medidas tomadas já no segundo dia de trabalho do então presidente. Em 16 de março de 1990, dia seguinte à posse, Collor e sua ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, anunciaram que, a partir daquele momento, ninguém poderia sacar mais do que Cr$ 50 mil, da poupança ou da conta corrente, pelos 18 meses seguintes. Para quem tinha mais do que isso guardado, o excedente ficaria retido no Banco Central durante o período determinado, com correção monetária e juros de 6% ao ano. O valor do limite de saque equivaleria hoje a R$ 6.715,32, corrigindo a inflação pelo IPCA (atual índice oficial de preços (se não fosse considerada a inflação, os Cr$ 50 mil corresponderiam a menos de 2 centavos de real). Na época, com Cr$ 50 mil era possível comprar, em São Paulo, 17 cestas básicas, que custavam, de acordo com cálculos do Dieese, Cr$ 2.821 cada. A título de comparação, hoje a mesma cesta sai por R$ 306,02. Os Cr$ 50 mil equivaliam, ainda, a 13,6 salários mínimos, que em março de 1990 era de Cr$ 3.674. Vale notar, também, que na época um salário mínimo comprava 1,3 cesta básica; hoje compra duas. Além da poupança, o governo também confiscou as aplicações em fundos de curto prazo, depósitos a prazo e no chamado overnight. Para esses casos, o saque ficaria limitado a 20% do total da aplicação ou Cr$ 25 mil, também por um ano e meio. As medidas anunciadas naquele 16 de março foram oficialmente chamadas de Plano Brasil Novo, mas ficaram conhecidas como Plano Collor. Além do confisco, elas incluíam, entre outras: - mudança imediata do nome da moeda nacional (de cruzado novo para cruzeiro, sem corte de zeros); - instituição do câmbio flutuante; - proibição do aumento de preços, salvo com autorização do Ministério da Economia; - correção salarial prefixada no dia 15 de cada mês; - obrigatoriedade dos bancos de aplicar parte do patrimônio em títulos de privatização. Junto com o Plano Collor, foi anunciada a extinção de 24 estatais e demissão dos seus 81 mil funcionários, por meio de medida provisória. Os servidores com estabilidade ficariam em um banco de reserva, ficando apenas com o salário base, sem direito a gratificações.

Carissimos Presidentes e Presidentas de NC

Artífices da luta pelo resgate da memória e dos feitos de nossos paulistas de 32

ARMAS EM FUNERAL!

É com enorme pesar que incumbiu-se nosso presidente CEL VENTURA de informar-lhes que faleceu essa semana o 38º veterano de 32 que tínhamos em nosso meio e agora na glória está junto do Senhor dos Exércitos.

Trata-se da pessoa do Sr. veterano WADY CALIXTO, residente que era de LONDRINA. Com o seu falecimento encontramo-nos com 37 veteranos vivos em todo o Brasil e em face desse acontecimento, eu gostaria de solicitar a todos que elaborassem uma listagem de veteranos que em suas respectivas áreas de jurisdição de NC porventura existissem e publicassem a história de vida dos mesmos, enquanto VIVOS ESTÃO, a exemplo do que o NC de ITAPETININGA fez em

http://mmdc.itapetininga.com.br/santiago.htm

e

http://mmdc.itapetininga.com.br/trindade.htm

CARISSIMOS, que façamos homenagens aos nossos vivos enquanto vivos eles estiverem.

Eles são mais do que merecedores e nossa missão como NCs reside justamente nisso.

Enorme abraço e excelente semana

prof. BIAJONE

Set 29, 2012



SÃO PAULO – A Dama da TV brasileira saiu de cena de maneira discreta. Hebe Camargo faleceu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Segundo a assessoria do SBT, a apresentadora sofreu uma parada cardíaca ao se deitar para dormir. O velório de Hebe acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, a partir das 18h deste sábado (29). O enterro acontecerá no domingo (30), às 9h30, no cemitério Gethsemani, no Morumbi. A família não divulgou se as cerimônias serão abertas ao público. A morte da apresentadora encerra uma trajetória de cerca de 70 anos de carreira artística. Na quinta-feira, Hebe havia acertado seu retorno ao SBT após a polêmica saída da RedeTV!. A emissora de Osasco não pagava os salários da loira desde janeiro deste ano. Desde 2010 Hebe lutava contra o câncer. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra um câncer no peritônio. A apresentadora deu entrada no Hospital Albert Einstein no último dia 14 de setembro para fazer exames pré-agendados. Contudo, por estar muito debilitada, precisou ser internada. Sérgio Simon, oncologista que cuidou da apresentadora revelou que, nos últimos meses, ela chegou a fazer três cirurgias em segredo e que algumas internações da apresentadora não eram registradas, para evitar o assédio da imprensa. Ele também contou que Hebe optou por morrer em casa e que, nas últimas semanas, seu estado da saúde foi ficando cada vez mais fragilizado. "Foi uma escolha dela, dos médicos e da família de ficar em casa nesse momento. A Hebe queria ir o mínimo possível ao hospital." Em junho deste ano, Hebe já tinha deixado os fãs apreensivos. Ela precisou ser encaminhada ao hospital após sofrer fortes dores no corpo. A loira passou por uma cirurgia de emergência para a retirada da vesícula e ficou internada por cinco dias. “Enganei vocês outra vez. Olha eu aqui de novo!”, brincou a loira na ocasião. Nessa época, ela ainda tranquilizou a todos e afirmou que se sentia muito bem, sem dores. Antes, em 11 de março de 2012, Hebe precisou ser submetida a mais uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino. Em 2010, quando operou de um câncer no peritônio, a apresentadora se declarou curada após fazer tratamento com quimioterapia. “Se o câncer for detectado no princípio, tem cura. Mas, tem gente que até hoje tem medo de falar a palavra câncer. Não tem que ter medo. Sou a maior prova disso. Eu estou aqui, olha!”, garantiu.

HEBE CAMARGO - BIOGRAFIA

Início da Carreira: -Nascida em Taubaté, no dia 8 de março de 1929, filha de Esther Magalhães Camargo e Segesfredo Monteiro Camargo, Hebe teve uma infância humilde. Na década de 1940, formou, com sua irmã Stella Monteiro de Camargo Reis, a dupla caipira "Rosalinda e Florisbela". Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates, quando abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão. Hebe ajudou o grupo que foi ao porto da cidade de Santos pegar os equipamentos para dar início a primeira rede de televisão brasileira, a Rede Tupi. Foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, na cidade de São Paulo, em 1950. No primeiro dia de transmissões da Rede Tupi, Hebe Camargo viria a cantar no início do TV na Taba (que representava o início das trasmissões) o "Hino da Televisão", mas teve que faltar ao evento e sendo substituída por Lolita Rodrigues. Hebe faltou à cerimônia para acompanhar seu namorado na época em uma cerimônia na qual seria promovido.[O programa Rancho Alegre (1950) foi um dos primeiros programas em que Hebe participou na TV Tupi de São Paulo: sentada em um balanço de parquinho infantil Hebe fez um dueto com o cantor Ivon Curi. Tal apresentação está gravada em filme e é considerada uma relíquia da televisão brasileira[5], uma vez que o videotape ainda não existia e na época não se guardava a programação em acervos, como atualmente. Em 1955 Hebe deu início ao primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, onde chegou a apresentar cinco programas por semana. Em 1957, Hebe, originalmente com os cabelos escuros passou a se apresentar com os cabelos tingidos de louro, os quais tornaram-se uma de suas marcas registradas. Em 1964 a apresentadora abandonou o programa para casar-se com o empresário Décio Cupuano, união da qual nasceu Marcello. Em 1960 é contratada pela TV Continental para apresentar Hebe Comanda o Espetáculo, cuja edição especial em 1961 é lançada em disco. Em 10 de abril de 1966, vai ao ar pela primeira vez o seu programa dominical homônimo Hebe Camargo, acompanhada do músico Caçulinha e seu regional TV Record; o programa a consagrou como entrevistadora e a tornou líder absoluta de audiência da época.[Durante a Jovem Guarda muitas personalidades e novos talentos passaram pelo "sofá da Hebe", no qual eram entrevistados em um papo descontraído. Seus temas preferidos na época eram separações, erotismo, fofoca e macumba.[Logo depois, a apresentadora Cidinha Campos veio ajudá-la nas entrevistas. Hebe também arranjava tempo para o seu programa diário na Jovem Pan - Rádio Panamericana.[Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. Na Bandeirantes, ficou até 1985, quando foi contratada pelo SBT.

SBT: Em 1986, Hebe foi para o SBT, onde apresentou três programas: Hebe, no ar até 2010, Hebe por Elas e Fora do Ar, além de participar do Teleton e em especiais humorísticos, como um quadro do espetáculo da entrega do Troféu Roquette Pinto, Romeu e Julieta, em que contracenou com Ronald Golias e Nair Bello, já falecidos, artistas que foram grandes amigos da apresentadora. O programa Hebe entrou no ar em 4 de março de 1986. Entre 1986 a 1993, o programa foi ao ar nas terças-feiras. Em 1993, migrou para as tardes de domingo. No ano seguinte, foi para a segunda. Durante um período, foi exibido aos sábados. A apresentadora recebe convidados para pequenos debates e apresentações musicais: todos se sentam em um confortável sofá, que é quase uma instituição da televisão brasileira.



Hebe juntamente com o jornalista brasileiro Paulo Henrique Amorim.

Em 1995, a gravadora EMI lançou um CD com os maiores sucessos de Hebe. Em 1999 voltou a lançar um CD. Em 22 de abril de 2006 comemorou o 1 000º programa pelo SBT.

DVD "Hebe Mulher e Amigos"

Em 2010, aos 81 anos, Hebe Camargo gravou seu primeiro DVD ao vivo, "Hebe Mulher e Amigos, com duas apresentações, uma em São Paulo, no Credicard Hall em 27 de outubro e outro no Rio de Janeiro, no Citibank Hall em 24 de novembro. No show, a apresentadora recebeu diversas personalidades da música brasileira como Fábio Jr., Daniel, Leonardo, Maria Rita, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone, os quais entrevista em um sofá, como se estivesse em seu programa de auditório.[8]





Hebe Camargo no SBT.

Doença e morte

Em 8 de janeiro de 2010, Hebe foi internada no hospital Albert Einstein, na Cidade de São Paulo.[ Informações preliminares adiantavam que ela passaria por uma cirurgia para a retirada de um tumor no estômago.[10] Um boletim emitido posteriormente pelo hospital divulgou que Hebe foi submetida a uma laparoscopia diagnóstica, que encontrou nódulos, atestando ser um tipo raro e de difícil tratamento do câncer no peritônio. O resultado da análise confirmou a existência de um tumor primário na região. Em junho de 2012, Hebe foi internada para ser submetida a uma cirurgia de retirada da vesícula biliar. Em julho de 2012 foi novamente internada por motivo não divulgado oficialmente.[Por volta das 16h30min de 13 de dezembro de 2010, ao final da gravação do especial de Reveillon de seu programa no SBT, Hebe, a apresentadora, pegando a todos de surpresa, leu uma carta de próprio punho para seu auditório e público informando que aquela foi a sua última atuação como funcionária do SBT. Estava ela se despedindo da emissora de Silvio Santos depois de 24 anos. O contrato dela com o SBT venceria no dia 31 de dezembro, mas diante disto Hebe confirma que não deve mais renovar com a emissora do "Baú". O último programa de Hebe Camargo no SBT foi ao ar em 27 de dezembro de 2010. Dois dias antes de anunciar a saída do SBT, no dia 11 de dezembro, Hebe, com permissão do SBT, gravou com o apresentador Fausto Silva o Domingão do Faustão, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem (este programa foi ao ar no dia 26 de dezembro de 2010). Após sua saída do SBT, ela assinou contrato com a RedeTV! em 15 de dezembro de 2010 para receber 500 mil reais por mês mais 50% de todos os merchandisings,[ estreando na emissora em 16 de março de 2011 ocupando o terceiro lugar na audiência na Grande São Paulo. O programa possuia o mesmo formato do seu programa na antiga emissora sendo exibido ás terças-feiras. Segundo a o site Radar online da revista Veja a emissora estaria propondo aos seus funcionários uma diminuição para a renovação dos contratos pela metade do salário. Em 24 de agosto de 2012 a colunista do jornal Folha de S. Paulo Keila Jimenez publicou que após a apresentadora ter reclamado dos atrasos de salários pela emissora a equipe de seu programa havia sido desmanchada. Após várias especulações sobre a ida da apresentadora de volta para o SBT o colunista Flávio Ricco do portal UOL intitulou a matéria de "Hebe Camargo está de volta ao SBT", sobre o retorno a sua antiga "casa", o que foi desmentido pelo agente da apresentadora.[] A confirmação da rescisão do contrato com a RedeTV! saiu dois dias após em 17 de setembro. A última exibição do programa Hebe na RedeTV! ocorreu no dia 25 de setembro de 2012 em uma edição especial de despedida da emissora. Dois dias após a exibição do especial o SBT anunciou a volta da apresentadora a casa.[Hebe morreu em 29 de setembro de 2012, em São Paulo aos 83 anos após sofrer uma parada cardíaca de madrugada, enquanto dormia.

Vida pessoal: Foi casada duas vezes. Seu primeiro matrimônio foi com o empresário Décio Capuano. Ele foi o segundo namorado de Hebe e estavam morando juntos havia 15 anos. Hebe se casou no civil e na igreja em 14 de julho de 1964, de vestido rosa, pois, por tradição da época, a noiva que não fosse mais virgem não poderia usar branco e Hebe também já tinha 35 anos, ela achava feio se casar como uma jovenzinha. No mesmo ano descobriu que estava grávida. Em 20 de setembro de 1965 deu à luz um menino, a quem batizou de Marcello de Camargo Capuano. A criança nasceu de parto normal, na Maternidade São Paulo, na Cidade de São Paulo, em um parto prematuro de 8 meses. Décio era muito ciumento, não aceitava a carreira de Hebe, tanto que ela interrompeu por 1 ano até voltar às rádios e tvs.No período que morou com Décio, antes de se casar oficialmente, Hebe engravidou duas vezes mas sofreu aborto espontâneo. O marido e ela brigavam muito, e ele a acusava de estar trabalhando demais na televisão, querendo que ela parasse de atuar na TV, e a acusava de ser a culpada pelos dois abortos sofridos, porque trabalhava demais. Depois de casada e conseguir ter seu filho, o jeito do marido não mudou, se tornando infeliz no casamento. Não aguentando a oposição do marido a sua carreira e a crises conjugais, Hebe saiu de casa levando o filho do casal em 1971, e se divorciaram no mesmo ano. Morando sozinha com o filho Marcello, conheceu o empresário Lélio Rvagnani. Eles começaram a namorar e em 1973 casou-se com Lélio, que ajudou-a a criar seu filho, mesmo o pai indo vê-lo as vezes. Hebe e Lélio viveram um casamento feliz por 29 anos, até a morte dele, em 2000.[

Programa de Hebe Camargo no SBT, com a participação de Luciana Mello, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e Alcione.

Em uma entrevista a revista Veja, declarou que aos 18 anos, em 1947, na sua primeira relação sexual, engravidou do seu primeiro namorado, o empresário Luís Ramos, um homem mais velho e experiente em conquistas. Tomou essa decisão pelo fato que ele a traía constantemente, os dois viviam brigando, e por ser vergonhoso para os pais terem uma filha mãe solteira. A situação piorou quando Hebe foi abandonada grávida por Luíz. Sem alternativas, com medo de ser expulsa de casa e com pena dos pais pelo vexame que passariam de ter uma filha sem marido e com filho, um dia, sem contar a ninguém, decidiu fazer um aborto, indo a casa afastada que fazia esse tipo de procedimento. Hebe relata que o aborto foi sem nenhum tipo de anestesia, a fazendo gritar de dor, por causa do corte na hora de tirar o feto. Isso a fez sofrer muito. Ao sair de lá, continuou mal e demorou por meses para se recuperar, sentindo dores e hemorragias. Hebe acabou mentindo para os pais, escondendo tudo deles e dizendo que estava bem, somente com cólicas. Passou a tomar remédios e mais remédios escondida, sem orientação médica, e por milagre não faleceu ou teve sequelas, sarando sozinha. Apesar de tanto sofrimento físico e emocional, Hebe diz que não se arrependeu desse ato, que fez isso na hora certa. Não poderia ter um filho naquela época, afirmou.[

Controvérsias: Salário na RedeTV!

Em julho de 2012, quando Hebe estava internada num hospital da cidade de São Paulo, ela teve a ideia de ligar para Carlos Nascimento, jornalista e apresentador do SBT. Na ligação, ela disse que queria votar para o reality show O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, durante esta semana, o programa estava em uma competição do Pelé e Juscelino Kubitschek, e ela escolheu votar no rei Pelé. Durante a conversa também falou sobre o estado de saúde, afirmando que graças a Deus e à riqueza dos remédios, estava melhorando. Em sua participação, aproveitou para elogiar o ex-patrão Silvio Santos e criticou a sua antiga emissora (RedeTV!).

Trabalhos: Televisão: 2011 - Hebe - RedeTV! - 2009 - Elas Cantam Roberto - TV Globo - 2007 - Amigas e Rivais - SBT - 2005 - Fora do Ar - SBT - 2003 - Romeu e Julieta Versão 3 - SBT - 2002 - SBT Palace Hotel - SBT - 2000 - TV Ano 50 - TV Globo - 1998 - - Teleton - SBT - 1995 - Escolinha do Golias - SBT - 1990 - Romeu e Julieta Versão 2 - SBT - 1986 a 2010 - Hebe - SBT - 1979 a 1985 - Hebe - Band - 1980 - Cavalo Amarelo - Band - 1978 - O Profeta - TV Tupi - 1970 - As Pupilas do Senhor Reitor - TV Record - 1968 - Romeu e Julieta Versão 1 - TV Record - 1957 - Hebe Comanda o Espetáculo - TV Record (em 1960 TV Continental, no Rio) - 1955 - O Mundo é das Mulheres - TV Record - 1950 - TV na Taba - TV Tupi

Cinema: 2009 - Xuxa e o Mistério de Feiurinha - 2005 - Coisa de Mulher - 2000 - Dinossauro (dublagem da personagem Baylene em português) - 1960 - Zé do Periquito - 1951 - Liana, a Pecadora - 1949 - Quase no Céu

Na Música: Hebe Mulher (2010) - As Mais Gostosas Da Hebe (2007) - Como É Grande o Meu Amor Por Vocês (2001) - Pra Você (1998) - Maiores Sucessos (1995) - Hebe Camargo (1966) - Festa de Ritmos (1961) - Hebe e Vocês (1959)

SÃO PAULO - A última participação de Hebe Camargo na televisão foi na noite de quarta-feira (22) no programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, do SBT. Pelo telefone, a apresentadora entrou no ar ao vivo no programa e, em conversa com Carlos Nascimento, alfinetou a Rede TV!. “Eu queria dizer que Silvio Santos é um patrão que respeita seus empregados. Jamais atrasou os pagamentos um dia sequer”, afirmou, fazendo referência aos atrasos nos salários dos profissionais da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Questionada sobre seu estado de saúde, a estrela, que falava de seu quarto no hospital Albert Einstein, tranquilizou os fãs e garantiu que estava bem, tendo dado entrada no local para fazer apenas um tratamento de suporte nutricional e metabólico. “Se eu não estivesse bem, não estaria falando com você, em carne e osso. Mais osso do que carne no momento, porque emagreci bastante”, respondeu

RIO DE JANEIRO - Com a voz embargada, Otávio Mesquita comentou a morte de Hebe Camargo em entrevista à rádio “Band News FM”. “Eu não sei o que dizer, eu acho que o Brasil perdeu uma mulher com um coração incrível. Perdi o chão, é muito difícil falar dela.” O apresentador ainda relembrou como conheceu a loira. “Nós conhecemos desde 1982. A primeira vez que ela me viu, já sabia meu nome, ela me chamava de Mesquitinha e me deu um abraço. Eu guardo essa imagem dela. E nesses anos todos, a gente manteve uma amizade especial.” Otávio ainda disse que usava Hebe como inspiração na sua carreira. “Eu faço televisão há 25 anos, eu sempre mirei, usei ela como ponto de referência, além de Jô Soares e Silvio Santos. Sempre dizia para a Hebe: ‘Se eu fosse mulher, queria ser como você’.”

Por FAMOSIDADES: SÃO PAULO - A morte de Hebe Camargo ocorreu após uma piora bastante relevante de um câncer, descoberto em 2010. De acordo com o oncologista Sérgio Simon, um dos médicos que a acompanhava, a apresentadora preferiu ficar em casa em vez de enfrentar mais uma internação. "O tumor piorou muito nos últimos três meses. Ela não conseguia mais se alimentar, estava vivendo à base de soro. Há uma semana ficou pior, o rim estava parando. Foi uma opção dela e da família ficar em casa", disse Simon, em entrevista à Folha de S. Paulo. "Foi uma escolha dela, dos médicos e da família de ficar em casa nesse momento. A Hebe queria ir o mínimo possível ao hospital", completou. O médico também revelou que Hebe foi internada diversas vezes, porém, para preservá-la, sua entrada não era registrada. "O estado de saúde veio piorando e foram duas grandes cirurgias e uma menor nesse período. Ela esteve muitas vezes no Einstein (Hospital Israelita Albert Einstein) em São Paulo, mas não registrávamos sua entrada - contou o especialista que está em Viena, na Áustria". A parada cardíaca aconteceu por causa das complicações de um tumor no peritônio, que estava obstruindo o intestino. Simon contou que não foi possível retirar todo o tumor nas cirurgias pelas quais Hebe passou e, como a apresentadora não respondia mais à quimioterapia, o tratamento foi suspenso pelos médicos

Por DANIELA TEIXEIRA - FORTALEZA – No Ceará para a apresentação do Miss Brasil 2012, que acontece em Fortaleza na noite deste sábado (29), Sérgio Marone foi mais um dos artistas a se manifestar sobre o falecimento de Hebe Camargo, que sofreu uma parada cardíaca durante a madrugada. “Ela era uma pessoa que claramente amava a vida. E isso vai ficar na memória de todos nós.” Também afirmou: “Hebe sabia viver bem. Muito bem, aliás. Ela conseguia contagiar a todos com a sua alegria”. Marone ainda desejou força à família da loira nesse momento e completou: “Ela vai continuar brilhando na memória dos brasileiros. Pode ter certeza disso. Hebe nunca será esquecida”. O enterro da primeira dama da televisão brasileira está programado para acontecer na manhã deste domingo (30), no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Cultura - Hoje às 17h13 - Atualizada hoje às 17h24

Velório da apresentadora Hebe Camargo será às 18h; enterro será domingo

Jornal do Brasil - O cerimonial do governo do estado de São Paulo anunciou que receberá o velório de Hebe Camargo ainda neste sábado (29), às 18h, no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. O enterro será no Cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, a partir das 9h30 deste domingo (30).

Por TAYNARA MAGAROTTO: - SÃO PAULO - Roberto Carlos, cantor e amigo íntimo de Hebe Camargo, chegou bastante abalado ao velório da apresentadora. Questionado se o momento era de muita emoção, o cantor disse ao Famosidades que este "é um momento de muita tristeza". "Nunca vou esquecê-la. Ela vai deixar saudade no meu coração e no coração de todos os brasileiros. Ela era uma pessoa maravilhosa e muito positiva", revelou.

SÃO PAULO – Uma das pessoas mais esperadas no funeral de Hebe Camargo, Sílvio Santos chegou ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, sem falar com a imprensa, na noite deste sábado (29). Ele entrou rapidamente no salão onde está sendo realizado o velório da apresentadora, acompanhado da esposa Iris Abravanel. Minutos depois, o dono do SBT deixou o local e, sorrindo, falou rapidamente com os jornalistas. "A Hebe fará muita falta, não somente na TV", afirmou. O apresentador aproveitou para fazer propaganda. "Sua falta será sentida, principalmente, no Teleton. Hebe vai agradecer quem ajudar as crianças excepcionais. Agora sou o porta voz dela. Em nome da Hebe, peço que participem do Teleton. Não se esqueçam das crianças excepcionais", declarou. O evento acontecerá em novembro. Antes de entrar em seu carro, Silvio mostrou bom humor e brincou com os jornalistas: "Está parecendo procissão". Assim que soube da morte de Hebe Camargo, Silvio Santos ligou para Raul Gil e pediu para que ele cedesse o horário de seu programa para homenagear a apresentadora com os melhores momentos de sua carreira. Nesta semana, o SBT anunciou que havia contratado Hebe e, que logo, ela iria estrear uma nova atração.

GILSON KLEINA não conseguiu recuperar apenas a confiança do PALMEIRAS desde que assumiu o time, há pouco mais de uma semana. Tão ou mais importante que isso, conseguiu devolver o bom futebol à equipe e a esperança aos torcedores neste desafio de fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A convincente vitória sobre a PONTE PRETA por 3 a 0, nesta noite, no PACAEMBU, mostrou que o objetivo alviverde pode ser alcançado. A PORTUGUESA fez valer o tabu de nunca ter perdido para o ATLÉTICO MINEIRO em São Paulo em Campeonatos Brasileiros e arrancou um empate por 1 a 1 do vice-líder da competição, hoje, no CANINDÉ. A LUSA manteve-se à distância segura da zona de rebaixamento e firme na luta por uma vaga na Sul-Americana. Já o GALO perdeu a chance de encostar no líder FLUMINENSE – está a três pontos e pode ver a distância aumentar amanhã no FLA-FLU. No RIO, o VASCO mostrou poder de reação e venceu o FIGUEIRENSE por 3 a 1 de virada. Em MINAS, o CRUZEIRO empatou com o INTERNACIONAL sem abertura de contagem. No RECIFE, o NÁUTICO aproveitou a força da torcida e venceu o lanterna ATLÉTICO GOIANENSE por 2 a 0, mantendo-se firme na luta pela vaga na COPA SUL-AMERICANA.

Assisto os programas de TV BANDEIRANTES e GLOBO que transmitem as principais notícias deste sábado. A morte de HEBE CAMARGO é muito divulgada. São mostradas cenas ao vivo do velório que está acontecendo no PALACIO DOS BANDEIRANTES. LUCINDA comenta muito também esse falecimento da diva da televisão.



Nem sempre houve leis em SÃO PAULO. Na verdade, a cidade passou 338 anos sem que existisse sequer uma lei municipal para contar história. Isso só foi mudar no dia 29 de setembro de 1892, quando foi aprovada a primeira lei pela Câmara Municipal, que havia sido recém-reformada, após a Proclamação da República. Hoje, 120 anos depois desse dia, mais de 15 mil outras leis já foram sancionadas na capital paulista – uma média de mais de 130 por ano. A Câmara paulistana começou a funcionar em 1560, quando os cinco vereadores precisavam percorrer quilômetros a cavalo para encontros à luz de vela. Durante todo o período colonial, porém, não houve leis municipais. “As regras eram chamadas de posturas, e sequer eram numeradas”, explica o historiador UBIRAJARA DE FARIAS PRESTES FILHO, que trabalha no Legislativo municipal. O mesmo ocorreu no Império – que, por ser mais centralizador, obrigava todas as decisões dos vereadores a passarem pelo crivo dos deputados da Assembléia Provincial. Isso só foi mudar após a promulgação da primeira Constituição da República, em 1891. Ao dar mais autonomia aos municípios, abriu espaço para que a Câmaras aprovassem as próprias leis e decidissem sobre os assuntos locais como bem entendessem. E assim foi aprovada a lei número 1, que é guardada em manuscrito no Arquivo Histórico Municipal. O objetivo da primeira lei paulistana é criar as “intendências”. Elas eram uma espécie de secretaria, importantes para organizar a cidade em uma época em que ainda não existia a figura do prefeito – o primeiro só assumiu em 1899 e, antes disso, era a Câmara a responsável pelo Poder Executivo. “São quatro intendências: Justiça e Polícia, que vinham do modelo colonial. Higiene e Saúde Pública; Obras Municipais; e Finanças”, explica o historiador e arquivista da instituição, GUIDO ALVARENGA. Apesar de o modelo de organização ter mudado diversas vezes, a primeira lei só foi revogada expressamente em 2005, ano em que o então prefeito JOSÉ SERRA (PSDB) enviou projeto à Câmara para acabar com mais de uma centena de leis antigas. Atualmente, a lei mais velha ainda sem revogação expressa é a lei número 5, também de 1892, que, entre outras coisas, proíbe que “condutores” de carros de transporte de carnes transitem na rua com roupas “sujas e repugnantes”, sob pena de multa de 20 mil réis.



Dois policiais militares morreram na zona sul na sexta-feira, ontem, dia 28 de setembro. Ambos estavam de folga, quando foram alvejados por criminosos, de acordo com informações da assessoria da Polícia Militar. Por volta das 20 horas, um dos PMs estava em um bar próximo à sua casa, na Rua MATILDE NASSAR CURY, no JARDIM SÃO RAFAEL, quando foi baleado. LAÉRCIO FERREIRA BORGES, de 42 anos, foi socorrido no Hospital BALNEÁRIO SÃO JOSÉ, mas não resistiu aos ferimentos. No JABAQUARA, na Rua BELFORT DUARTE, outro policial foi morto e um ficou ferido por arma de fogo. A polícia foi acionada para atender a ocorrência por volta das 17 horas Um deles, identificado como CABO FARIA, foi socorrido e não resistiu. Às 22:20 horas, um policial civil de 47 anos levou dois tiros nas costas, na Rua PARAPUÃ, FREGUESIA DO Ó, zona norte. Os criminosos, que ocupavam uma moto roubada, levaram a pistola 45 e o revólver do policial.



O prefeito GILBERTO KASSAB (PSD) inaugurou hoje a PRAÇA ROOSEVELT. O clima era de festa, com direito à banda da Guarda Civil Metropolitana e participação de parte do secretariado. Manifestantes contra a gestão atual também marcaram presença. Um conselho, sob coordenação da Subprefeitura da SE, ficará responsável pela gestão da praça.



Cerca de cem pessoas se reuniram no início da tarde para o CORDÃO DA MENTIRA, bloco carnavalesco que tem o objetivo de denunciar e criticar atos de violência cometidos pelo Estado. Com um pequeno carro de som e pessoas com as caras pintadas de purpurina, o bloco desfilou pela região central da capital, passando por pontos marcantes, como a antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS(, a Secretaria de Segurança Pública e a cracolândia Os “foliões” se reuniram às 13 horas no LARGO GENERAL OSÓRIO e o destino final foi a PRAÇA DA SÉ. Foi a segunda vez que o cordão percorreu as ruas da região.



O tribunal que julga o ex-mordomo do PAPA BENTO XVI rechaçou, hoje, a inclusão no processo dos resultados de uma investigação independente realizada por cardeais para o pontífice: PAOLO GABRIELE é acusado de roubar documentos pessoais do pontífice e divulgá-los para os meios de comunicação, em uma suposta tentativa de combater a corrupção na sede da Igreja Católica. Segundo o tribunal, que conta com três juízes, o resultado da investigação independente não será admitido como prova. O tribunal determinou que o julgamento seja feito somente com base em uma investigação do promotor e da Polícia do VATICANO. GABRIELE, que vestia uma roupa cinza, tinha aparência abatida durante a primeira sessão do julgamento. Mas ele sorriu por alguns momentos, embora não tenha se pronunciado. O ex-mordomo deverá falar quando o julgamento for retomado, em 2 de outubro. GABRIELE foi detido em maio depois de a polícia achar documentos confidenciais em seu apartamento dentro do VATICANO, em um caso que chamou a atenção pelas acusações de corrupção. Além de GABRIELE, está sendo julgado o técnico de informática CLÁUDIO SCIARPELLETI, cuja presença no tribunal não foi autorizada. Ele é acusado de facilitar o vazamento da informação, servindo como elo entre o ex-mordomo e outros suspeitos. Durante as investigações colaborou com as autoridades, pediu desculpas ao PAPA em uma carta privada e se mostrou preocupado com a repercussão do caso.



Centenas de lojas foram queimadas hoje no mercado da cidade velha de ALEPPO, enquanto combates entre rebeldes e as forças sírias na maior cidade do país ameaçavam destruir um patrimônio histórico da humanidade. A revolta popular que se tornou guerra civil agora se espalhou por toda a SÍRIA e já causou a morte de mais de 30 mil pessoas, de acordo com grupos ativistas, como o OBSERVATÓRIO SÍRIO PARA OS DIREITOS HUMANOS.



O governo turco sinalizou, hoje, que irá agir caso continue registrando ataques de mísseis em seu território. Na sexta-feira, dia 28, um morteiro disparado na SÍRIA atingiu o sudeste do território turco, danificando casas e escritórios, conforme a agência de notícias DOGAN. O chanceler AHMET DAVUTOGLU afirmou que o episódio foi relatado à ONU e à OTAN.



O número de mortos pela chuva no sudeste da ESPANHA chegou a dez hoje, quando mais três corpos foram encontrados. Milhares de pessoas precisaram abandonar suas casas em ANDALUZIA, MÚRCIA e VALÊNCIA.