segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MMDC Itapira: COLAR DA VITÓRIA

CONHEÇA O NÚCLEO DE ITAPIRA

MMDC Itapira: COLAR DA VITÓRIA: Nova comenda criada pela " Sociedade Veteranos de 1932-M.M.D.C .", de São Paulo, em comemoração aos 80 anos da Revolução Constitucionalis...

9 DE DEZEMBRO DE 2012

DIA N O V E DE D E Z E M B R O DE 2012 – D O M I N G O.


75 anos, 11 meses e 12 dias de idade.

Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.

24 anos e 270 dias no Posto de Coronel – 296 meses e 28 dias.

49 anos e 94 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.

1 ano e 155 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 63o. MÊS 5o. No. 153 54 anos e 188 dias na PMESP.

9 092 dias CORONEL 20 anos e 361 dias na reserva.

9 649-232 772 9 092-218 152 9 435-234 840.

ESCOLA DE OFICIAIS: 53 anos e 301 dias; 29 660 dias – 711 840 horas.



DIA DO FONOAUDIÓLOGO



DIA DE SANTA LEOCÁDIA. Era jovem, bela e de nobre família. Cristã fervorosa foi presa durante a perseguição de DIOCLECIANO. Confessou com firmeza sua fé em JESUS CRISTO, foi torturada atrozmente, e sem se quebrantar, recebeu a palma do martírio, em 304. É padroeira da cidade de TOLEDO, na ESPANHA. Em sua homenagem, os cristãos locais fizeram três igrejas na cidade.



470 a. nasce MARY STUART, em 9 de dezembro de 1542, no castelo de LINLITHGOW. Mal tinha aberto os olhos e morria seu pai, JAIME V da ESCÓCIA. Soberana no berço tinha um corpo frágil, que se tornou de imediato objeto de tratativas políticas. HENRIQUE VII, rei da INGLATERRA, pediu a sua mão para o príncipe herdeiro EDUARDO. Em 7 de agosto de 158, com a ajuda de sua mãe, MARIA DE LORENA, herdeira dos GUISES, temendo a idéia de delegar os cuidados da educação de MARY STUART a heréticos, ela preferiu voltar-se para a FRANÇA, com o apoio de papistas. Foi recebida na FRANÇA como uma pequena rainha. Conheceu e desposou FRANCISCO, o herdeiro do trono dos VALOIS. Em 24 de abril de 1558, os noivos adolescentes se ajoelharam diante do altar de Nossa Senhora e desempenharam a representação da cena de dupla grandeza monárquica para a qual tinham sido mecanicamente preparados. Ao tomar MARY STUART como esposa, FRANCISCO II fê-la sua rainha, oferecendo ela a coroa da ESCÓCIA. Em 6 de dezembro de 1560, MARY STUART ficou viúva. Retorna à ESCÓCIA, eclipsada pela sogra CATARINA DE MÉDICI. Encontrou um ambiente hostil e o castelo de HOLYROOD tornou-se sua residência. Os lordes escoceses para se apoderar de bens da Igreja e usurpar o poder real haviam cedido à INGLATERRA e se devotado ao calvinismo. Formaram uma barreira fatal à condição de soberana católica.

MARY STUART resolve se casar com o primeiro príncipe de sangue dos TUDORS: HENRY DARNLEY. Foi ele elevado à dignidade de rei consorte em 25 de junho de 1565. Em 9 de junho de 1566 nasceu o herdeiro do trono, JAIME. Na aterradora noite de 9 de março de 1566 HENRY mandou apunhalar diante dos olhos de MARY STUART o menestrel que ela havia ordenado com o grau de conselheiro, DAVID RICCIO. Houve um estremecimento no casal real e MARY procurou auxílio de JAMES HEPBUM, conde de BOTHWELL. Em 10 de fevereiro de 1567, num atentado, é assassinado o rei da ESCÓCIA.

MARY STUART foi acusada do crime e em 15 de junho de 1567 as tropas reais desertaram e ela ficou prisioneira no castelo de LOCHLOVEN, obrigada a abdicar em favor de um filho demasiado jovem para reinar. Sua eterna rival, ELIZABETH da INGLATERRA, a manteve cativa durante vinte anos. Um decreto de 1º de fevereiro de 1587, com o selo real de ELIZABETH MARY STUART é condenada à morte. Ela é executada em 8 de fevereiro de 1587. O filho de MARY STUART foi coroado rei da ESCÓCIA com 1 ano de idade, chamado de JAIME VI. Em 1603 tornou-se soberano da INGLATERRA e da IRLANDA como JAIME I. Governou longamente os ingleses até 1625.

188 a. da BATALHA DE AYACUCHO, no PERU, em 9 de dezembro de 1824. SIMON BOLÍVAR conduziu seu exército frente aos espanhóis na BATALHA DE AYACUCHO e a vitória de BOLÍVAR marcou o fim do domínio espanhol sobre a AMÉRICA DO SUL.

139 a. nasce JOSÉ PLÁCIDO DE CASTRO, no RIO GRANDE DO SUL, na cidade de SÃO GABRIEL, em 9 de dezembro de 1873. Seu pai era veterano das Campanhas do URUGUAI e da TRÍPLICE ALIANÇA. Aos 11 anos, faleceu seu pai, e JOSÉ precisou trabalhar em uma loja de tecidos para auxiliar no sustento dos cinco irmãos. Com esforço, estudava à noite, voltando tarde para casa. Trabalhou, também, em uma ouriversaria, mas alimentava o sonho de seguir a carreira militar.

Ingressou no Exército como praça aos 16 anos, em 27 de dezembro de 1889, e atingiu a graduação de 2º sargento no 1º Regimento de Artilharia de Campanha em 1892. Era aluno da Escola Militar do RIO GRANDE DO SUL, em PORTO ALEGRE, quando foi deflagrada a REVOLUÇÃO FEDERALISTA, à qual aderiu oposto de MAJOR quando combatia junto aos maragatos. Por participar da Revolução, foi excluído da Escola em 1893. Após a derrota do movimento, recusou a anistia oferecida pelo Presidente FLORIANO PEIXOTO e deixou o RIO GRANDE DO SUL, indo viver no RIO DE JANEIRO, onde se tornou monitor de alunos do Colégio Militar.

Em 1899, foi tentar a vida como agrimensor na AMAZÔNIA, região cuja economia era impulsionada pela exploração da borracha. PLÁCIDO DE CASTRO estabeleceu-se no ACRE, então pertencente à BOLÍVIA, e onde a atividade de seringueiros brasileiros era intensa. Quando o país vizinho arrendou a área para uma empresa anglo-americana, denominada BOLIVIAN-SYNDICATE, inúmeros brasileiros que habitavam o território não concordaram com a situação, o que levou à eclosão da “REVOLUÇÃO ACREANA” nos anos de 1902 e 1903. PLÁCIDO DE CASTRO, por seu passado de militar, foi escolhido para comandar um exército formado por seringueiros, índios e ribeirinhos humildes, a grande maioria sem qualquer experiência de combate.

Após longo tempo de confronto, os bolivianos cederam. Com a assinatura do TRATADO DE PETRÓPOLIS, em 17 de novembro de 1903, o ACRE, com 152 mil km quadrados, passou a ser brasileiro. Pelo TRATADO o contrato com a empresa BOLIVIAN-SYNDICATE foi rescindido mediante indenização: o BRASIL cedeu uma área de 2.286 km quadrados do MATO GROSSO para a BOLÍVIA, região já habitada por bolivianos. Também se comprometeu a pagar àquele país uma indenização de dois milhões de libras esterlinas e a construir, em território brasileiro, uma estrada de ferro ligando SANTO ANTÔNIO DO MADEIRA a GUAJARÁ-MIRIM. Esse caminho permitiria o acesso da BOLÍVIA ao ATLÂNTICO via rios MADEIRA e AMAZONAS. A BOLÍVIA teria facilidades aduaneiras nesse sistema viário.

Vitoriosa a Revolução, que resultou na incorporação do “ESTADO INDEPENDENTE DO ACRE” ao BRASIL, PLÁCIDO DE CASTRO recebeu o posto honorífico de “CORONEL”.

JOSÉ PLÁCIDO DE CASTRO faleceu aos 34 anos, vítima de uma emboscada, na localidade de BENFICA, no ACRE, em 9 de agosto de 1908. A Lei nº 10.440, de 2 de maio de 2002, incluiu seu nome no “LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA”, que se encontra depositado no PANTEÃO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA, na PRAÇA DOS TRÊS PODERES, em BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL.

121 a. das exéquias do Imperador D PEDRO II. No dia 9 de dezembro de 1891, muito cedo, apesar da chuva incessante e do vento frio, uma verdadeira multidão começou a ocupar a Praça da Madeleine e a invadir as ruas e avenidas adjacentes. Antes do meio-dia a multidão já se tornara tão compacta, que os correspondentes do “Daily Telegraph” e do “Daily Mail” escreveram: “Havia tanta gente nos funerais do Imperador quanto nos de VICTOR HUGO”. Calcula-se em 200.000 as pessoas que assistiram à passagem do cortejo fúnebre. JOAQUIM NABUCO, correspondente do “Jornal do Brasil”, escreveu por ocasião das exéquias suntuosas de D. Pedro II em Paris: “Mais do que isso, infinitamente, D. PEDRO II preferia ser enterrado entre nós, e por certo que o tocante simbolismo de fazerem o seu corpo descansar no ataúde sobre uma camada de terra do Brasil interpreta o seu mais ardente desejo. Ao brilhante cortejo de Paris ele teria preferido o modesto acompanhamento dos mais obscuros de seus patrícios, e daria bem a presença de um dos primeiros exércitos do mundo em troca de alguns soldados e marinheiros que lhe recordassem as gloriosas campanhas nas quais o seu coração se enchera de todas as emoções nacionais. Mas foi a sua sorte morrer longe da Pátria. É uma consolação, para todos os brasileiros que veneram o seu nome, ver que ele, na sua posição de banido, recebeu da gloriosa nação francesa as supremas honras que ela pôde tributar. No dia de hoje o coração brasileiro pulsa no peito da França”.

117 a. nasce MARIA JOSÉ BARROSO no dia 9 de dezembro de 1895, a ex–combatente de 1932 que ficou conhecida como "MARIA SOLDADO". O MUSEU do Monumento-Mausoléu, que estava antigamente no Monumento Mausoléu, no Ibirapuera, e que em 2006 foi transportado para o Colégio Santo Ivo, na LAPA, tem esse nome. MARIA SOLDADO faleceu em 11 de fevereiro de 1958. Nasceu em 9 de dezembro de 1895. No dia 7 de dezembro de 2006, MARIA JOSÉ BARROSO recebeu, “in memoriam”, o III PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR. Na falta dos familiares de MARIA SOLDADO, o prêmio foi entregue ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI. A idéia é colocar esse prêmio no MUSEU MARIA SOLDADO.

114 a. da professora MARIA DE ARRUDA MULLER, em CUIABÁ, MATO GROSSO. Nasceu em 9 de dezembro de 1898. Tem 23 netos, cinqüenta e sete bisnetos e cinco trinetos. (não se tem notícia, em 2011, quando faria 113 anos, se ainda está viva).

114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 9 de dezembro de 1898: o finado de ontem, o querido dos desprotegidos, o defensor intemerato das causas do povo, o doutor ANTONIO BENTO, era o modelo de máximo rigor, de virtudes em quem tão elevados predicados de coração se exemplificavam como um incitamento para os outros, como um bálsamo para aqueles em quem refletiam essas grandes qualidades do coração. (ANTONIO BENTO DE SOUZA E CASTRO foi o líder do abolicionismo em SÃO PAULO após a morte de LUÍS GAMA, em 1882. Com os seus caifazes, pessoas que se engajavam na luta contra os escravocratas e lhes conseguiu empregos como homens livres).

O senhor conselheiro FERREIRA DO AMARAL, ilustre comandante do cruzador português ADAMASTOR, destacou do número de oficiais, seus comandados que o acompanham, o 1º TENENTE SÁ PENELLA para o representar no funeral do doutor ANTÔNIO BENTO, uma homenagem do respeito prestada pelo distinto oficial à sociedade paulista.

Do dia 1º de janeiro em diante começa a vigorar o tráfego mutuo entre as companhias PAULISTA e a ESTRADA DE FERRO ARARAQUARA.

107 a. decretada a separação entre Igreja e Estado, na FRANÇA, em 9 de dezembro de 1905.

105 a. DOUTOR RAMOS DE AZEVEDO comparece, em 9 de dezembro de 1907, ao Palácio, para agradecer ao senhor Presidente do Estado de SÃO PAULO a visita que pessoalmente lhe fez ontem, dia 8, por motivo do seu aniversário natalício.

102 a. abafado, em 24 horas, o levante dos marinheiros da ILHA DAS COBRAS, no RIO DE JANEIRO, em 9 de dezembro de 1910. Revoltados com a decisão presidencial que permitia a expulsão da Marinha dos envolvidos na REVOLTA DA CHIBATA, fuzileiros navais alojados na ILHA DAS COBRAS se amotinam no pátio em vez de se dirigirem a suas camas ao ser dado o toque de recolher, às 21:30 horas. O governo, alarmado com as conspirações que começaram no ENCOURAÇADO MINAS GERAIS, inicia uma repressão sangrenta ao levante. A luta, que durou toda a madrugada, resultou na morte da maioria dos rebelados.

102 a. (NOVA YORK) No Teatro METROPOLITAN realizou-se em 9 de dezembro de 1910 o ensaio da nova ópera do maestro PUCCINI, “LA FANCIULLA DI WEST”. Os críticos ficaram entusiasmados com a audição, asseverando que a “FANCIULLA” alcançará um sucesso colossal.

102 a. O ministro das Relações Exteriores do BRASIL, BARÃO DO RIO BRANCO, ofereceu em 9 de dezembro de 1910 ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro a pena com que a PRINCESA ISABEL assinou o decreto da libertação do ventre escravo.

101 a. (RIO) Está organizado aqui o trust da gasolina. Os proprietários de garagens tentaram combatê-lo, mas sem resultado, tendo feito alguns deles grande provisão de mercadoria. Quando os organizadores do trust perceberam, elevaram o preço da gasolina. (publicado no ESTADO DE SÃO PAULO no dia 9 de dezembro de 1911).

100 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 9 de dezembro de 1912: (SPORT) TURF – Com um dia bastante alegre, apesar de quente, o JOCKEY-CLUB realizou ontem a sua 31ª corrida deste ano. Os cinco páreos do programa foram disputados a contento da numerosa assistência que afluiu ao hipódromo, cujas arquibancadas, mais uma vez, foram abrilhantadas com a presença de muitas famílias. As apostas estiveram animadas, atingindo o seu movimento a soma de 25.750$000.

96 a. nasce o ator norte-americano KIRK DOUGLAS, em 9 de dezembro de 1916.

95 a. forças turcas se rendem e o exército inglês, liderado pelo GENERAL ALLENBY, ocupa JERUSALÉM, em 9 de dezembro de 1917.

92 a. nasce o construtor NORBERTO ODEBRECHT em 9 de dezembro de 1920.

91 a. nasce o acadêmico DUÍLIO CRISPIM FARINA em 9 de dezembro de 1921. Pertenceu à ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA e à ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA.

81 a. proclamada a república na ESPANHA, em 9 de dezembro de 1971.

75 a. nasce o Doutor PAULO EMÍLIO LANG em 9 de dezembro de 1937.

72 a. oitavo exército britânico lança uma ofensiva no norte da ÁFRICA durante a II GUERRA MUNDIAL, em 9 de dezembro de 1940.

67 a. do BANCO ITAÚ, fundado em 9 de dezembro de 1945.

66 a. liga muçulmana boicota a Assembléia Constituinte na ÍNDIA, em 9 de dezembro de 1946.

48 a. falece a poetisa brasileira CECÍLIA MEIRELES, em 9 de dezembro de 1964.

47 a. TIRADENTES é declarado Patrono da Nação Brasileira, em 9 de dezembro de 1965.

47 a. NIKOLAI PODGORNY é nomeado Chefe de Estado da União Soviética, em 9 de dezembro de 1965.

45 a. NICOLAU CEAUSESCU torna-se presidente da ROMÊNIA, em 9 de dezembro de 1967. Seu governo é marcado pela repressão e morte de oposicionistas.

44 a. um cientista de 43 anos chamado DOUGLAS ENGELBART apresentou ao mundo, de uma só tacada, o mouse e a Internet. Aquela apresentação, apelidada de “a mãe de todas as apresentações”, foi realizada na Universidade de STANFORD para uma platéia de engenheiros da computação estupefatos. A ARPANET, que viria a se transformar na Internet, só seria inaugurada alguns meses depois e cientistas de todos os EUA estavam empolgados com a novidade. Aproveitando-se desta animação, ENGELBART se propôs a demonstrar os possíveis usos de uma rede de computadores como aquela. O trabalho que ele realizou não foi organizado de uma hora para outra. Ele e sua equipe de STANFORD vinham pesquisando, com verbas da NASA e do PENTÁGONO, desde 1963. O mouse é apenas uma das ferramentas que eles criaram e demonstraram em 1968. Em 9 de dezembro de 2008 no mesmo palco onde a revolução teve início a platéia assistiu durante quatro horas a festa dos 40 anos e pôde assistir ao vídeo da apresentação, a um debate com os sobreviventes da equipe de ENGELBART, e a palestras. Nessa platéia, na festa dos 40 anos, acompanhando o vídeo, depois os debates e palestras, estavam jovens cientistas da computação fascinados. ENGELBART não possibilitou apenas uma transmissão ao vivo da LUA ou apresentou o mouse ao mundo. Fez muito mais do que isso, imaginou a Internet e, ao imaginar, guiou por décadas o seu desenvolvimento.

O velhinho se levantou, a um dado momento. Está com 83 anos. O auditório inteiro se pôs de pé para aplaudi-lo por alguns minutos. Uma ovação de reconhecimento que lhe encheu os olhos de lágrimas.

42 a. do suicídio do noivo da MARGARIDA (irmã da LUCINDA). A tragédia aconteceu em 9 de dezembro de 1970.

36 a. Assembléia Geral das Nações Unidas faz uma chamada para a Conferência da Paz para o ORIENTE MÉDIO, com a participação da OLP, em 9 de dezembro de 1976.

35 a. falece CLARICE LISPECTOR no dia 9 de dezembro de 1977. CLARICE LISPECTOR: "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

1920: - Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.

1922: - Seu pai consegue, em Bucareste, um passaporte para toda a família no consulado da Rússia. Era fevereiro quando foram para a Alemanha e, no porto de Hamburgo, embarcam no navio "Cuyaba" com destino ao Brasil. Chegam a Maceió em março desse ano, sendo recebidos por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin, que viabilizara a entrada da biografada e de sua família no Brasil mediante uma "carta de chamada". Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tania — irmã, todos mudam de nome: o pai passa a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia — irmã, Elisa; e Haia, em Clarice. Pedro passa a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.

1925: - A família muda-se para Recife, Pernambuco, onde Pedro pretende construir uma nova vida. A doença de sua mãe, Marieta, que ficou paralítica, faz com que sua irmã Elisa se dedique a cuidar de todos e da casa.

1928: Passa a freqüentar o Grupo Escolar João Barbalho, naquela cidade, onde aprende a ler. Durante sua infância a família passou por sérias crises financeiras.

193: - Morre a mãe de Clarice no dia 21 de setembro. Nessa época, com nove anos, matricula-se no Collegio Hebreo-Idisch-Brasileiro, onde termina o terceiro ano primário. Estuda piano, hebraico e iídiche. Uma ida ao teatro a inspira e ela escreve "Pobre menina rica", peça em três atos, cujos originais foram perdidos. Seu pai resolve adotar a nacionalidade brasileira.

1931: - Inscreve-se para o exame de admissão no Ginásio Pernambucano. Já escrevia suas historinhas, todas recusadas pelo Diário de Pernambuco, que àquela época dedicava uma página às composições infantis. Isso se devia ao fato de que, ao contrário das outras crianças, as histórias de Clarice não tinham enredo e fatos — apenas sensações. Convive com inúmeros primos e primas.

1932: - É aprovada no exame de admissão e, junto com sua irmã Tania e sua prima Bertha, ingressa no tradicional Ginásio Pernambucano, fundado em 1825. Passa a visitar a livraria do pai de uma amiga. Lê "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, que pegou emprestado, já que não podia comprá-lo.

1933: - Seu pai prospera e mudam-se para casa própria, no mesmo bairro.

1934: - Pedro, pai de Clarice, em Dezembro desse ano, decide transferir-se para a cidade do Rio de Janeiro.

1935: - Viaja para o Rio, em companhia de sua irmã Tania e de seu pai, na terceira classe do vapor inglês "Highland Monarch". Vão morar numa casa alugada perto do Campo de São Cristóvão. Ainda nesse ano, mudam-se para uma casa na Tijuca, na rua Mariz e Barros. No colégio Sílvio Leite, na mesma rua de sua casa, cursa o quarta série ginasial. Lê romances adocicados, próprios para sua idade.

1936: - Termina o curso ginasial. Inicia-se na leitura de livros de autores nacionais e estrangeiros mais conhecidos, alugados em uma biblioteca de seu bairro. Conhece os trabalhos de Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Dostoiévski e Júlio Diniz.

1937: - Matricula-se no curso complementar (dois últimos anos do curso secundário) visando o ingresso na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1938: - Transfere-se para o curso complementar do colégio Andrews, na praia de Botafogo. Às voltas com dificuldades financeiras, dá aulas particulares de português e matemática. A relação professor/aluno seria um dos temas preferidos e recorrentes em toda a sua obra — desde o primeiro romance: Perto do Coração Selvagem. Ao mesmo tempo, aprende datilografia e faz inglês na Cultura Inglesa.

1939: - Inicia seus estudos na Faculdade Nacional de Direito. Faz traduções de textos científicos para revistas em um laboratório onde trabalha como secretária. Trabalha, também como secretária, em um escritório de advocacia.

1940: - Seu conto, Triunfo, é publicado em 25 de maio no semanário "Pan", de Tasso da Silveira. Em outubro desse ano, é publicado na revista "Vamos Ler!", editada por Raymundo Magalhães Júnior, o conto Eu e Jimmy. Esses trabalhos não fazem parte de nenhuma de suas coletâneas. Após a morte de seu pai, no dia 26 de agosto, a escritora — talvez motivada por esse acontecimento — escreve diversos contos: A fuga, História interrompida e O delírio. Esses contos serão publicados postumamente em A bela e a fera, de 1979. Passa a morar com a irmã Tania, já casada, no bairro do Catete. Consegue um emprego de tradutora no temido Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP, dirigido por Lourival Fontes. Como não havia vaga para esse trabalho, Clarice ganha o lugar de redatora e repórter da Agência Nacional. Inicia-se, ai, sua carreira de jornalista. No novo emprego, convive com Antonio Callado, Francisco de Assis Barbosa, José Condé e, também, com Lúcio Cardoso, por quem nutre durante tempos uma paixão não correspondida: o escritor era homossexual. Com seu primeiro salário, entra numa livraria e compra "Bliss - Felicidade", de Katherine Mansfield, com tradução de Erico Verissimo, pois sentiu afinidade com a escritora neozelandesa.

1941: - Em 19 de janeiro, publica a reportagem "Onde se ensinará a ser feliz", no jornal "Diário do Povo", de Campinas (SP), sobra a inauguração de um lar para meninas carentes realizada pela primeira-dama Darcy Vargas. Além de textos jornalísticos, continua a publicar textos literários. Cursando o terceiro ano de direito, colabora com a revista dos estudantes de sua faculdade, "A Época", com os artigos Observações sobre o fundamento do direito de punir e Deve a mulher trabalhar? Passa a freqüentar o bar "Recreio", na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, ponto de encontro de autores como Lúcio Cardoso, Vinicius de Moraes, Rachel de Queiroz, Otávio de Faria, e muitos mais.

1942: - Começa a namorar com Maury Gurgel Valente, seu colega de faculdade. Com 22 anos de idade, recebe seu primeiro registro profissional, como redatora do jornal "A Noite". Lê Drummond, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Realiza cursos de antropologia brasileira e psicologia, na Casa do Estudante do Brasil. Nesse ano, escreve seu primeiro romance, Perto do coração selvagem.

1943: - Casa-se com o colega de faculdade Maury Gurgel Valente e termina o curso de Direito. Seu marido, por concurso, ingressa na carreira diplomática.

1944: - Muda-se para Belém do Pará (PA), acompanhando seu marido. Fica por lá apenas seis meses. Seu livro recebe críticas favoráveis de Guilherme Figueiredo, Breno Accioly, Dinah Silveira de Queiroz, Lauro Escorel, Lúcio Cardoso, Antonio Cândido e Ledo Ivo, entre outros. Álvaro Lins publica resenha com reparos ao livro mesmo antes de sua publicação, baseado na leitura dos originais. Qualifica o livro de "experiência incompleta". Há os que pretendem não compreender o romance, os que procuram influências — de Virgínia Wolf e James Joyce, quando ela nem os tinha lido — e ainda os que invocam o temperamento feminino. Nas palavras de Lauro Escorel, as características do romance revelam uma "personalidade de romancista verdadeiramente excepcional, pelos seus recursos técnicos e pela força da sua natureza inteligente e sensível." O casal volta ao Rio e, em 13/07/44, muda-se para Nápoles, em plena Segunda Guerra Mundial, onde o marido da escritora vai trabalhar. Já na saída do Brasil, Clarice mostra-se dividida entre a obrigação de acompanhar o marido e ter de deixar a família e os amigos. Quando chega à Itália, depois de um mês de viagem, escreve: "Na verdade não sei escrever cartas sobre viagens, na verdade nem mesmo sei viajar." Termina seu segundo romance, O lustre. Recebe o prêmio Graça Aranha com Perto do coração selvagem, considerado o melhor romance de 1943. Conhece Rubem Braga, então correspondente de guerra do jornal "Diário Carioca".

1945: - Dá assistência a brasileiros feridos na guerra, trabalhando em hospital americano. O pintor italiano Giorgio De Chirico pinta-lhe um retrato. Viaja pela Europa e conhece o poeta Giuseppe Ungaretti. O lustre é publicado no Brasil pela Livraria Agir Editora.

1946: - Após o lançamento do livro, Clarice vem ao Brasil como correio diplomático do Ministério das Relações Exteriores, aqui ficando por quase três meses. Nessa época, apresentado por Rubem Braga, conhece Fernando Sabino que a introduz a Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e, posteriormente, a Hélio Pellegrino. De volta à Europa, vai morar com a família em Berna, Suíça, para onde seu marido havia sido designado como segundo-secretário. Sua correspondência com amigos brasileiros a mantinha a par das novidades, em especial as trocadas com Fernando Sabino. A troca de cartas com o escritor, quase que diariamente, duraria até janeiro de 1969. A convite, passam as festas de fim de ano com Bluma e Samuel Wainer, em Paris.

1947: - Em carta às irmãs, em janeiro de 47, de Paris, Clarice expõe seu estado de inadaptação:"Tenho visto pessoas demais, falado demais, dito mentiras, tenho sido muito gentil. Quem está se divertindo é uma mulher que eu detesto, uma mulher que não é a irmã de vocês. É qualquer uma." Em carta a Lúcio Cardoso, que havia lhe enviado seu livro "Anfiteatro", demonstra sua admiração pelas personagens femininas da obra.

1948: - Clarice fica grávida de seu primeiro filho. Para ela, a vida em Berna é de miséria existencial. A Cidade Sitiada, após três anos de trabalho, fica pronto. Terminado o último capítulo, dá à luz. Nasce então um complemento ao método de trabalho. Ela escreve com a máquina no colo, para cuidar do filho. Na crônica "Lembrança de uma fonte, de uma cidade", Clarice afirma que, em Berna, sua vida foi salva por causa do nascimento do filho Pedro, ocorrido em 10/09/1948, e por ter escrito um dos livros "menos gostados" (a editora Agir recusara a publicação).

1949: - Clarice volta ao Rio. Seu marido é removido para a Secretaria de Estado, no Rio de Janeiro. A cidade sitiada é publicado pela editora "A Noite". O livro não obtém grande repercussão entre o público e a crítica.

1950: - Escrevendo contos e convivendo com os amigos (Sabino, Otto, Lúcio e Paulo M. Campos), vê chegar a hora de partir: seguindo os passos de seu marido, retorna à Europa, onde mora por seis meses na cidade de Torquay, Inglaterra.

Sofre um aborto espontâneo em Londres. É atendida pelo vice-cônsul na capital inglesa, João Cabral de Melo Neto.

1951: - A escritora retorna ao Rio de Janeiro, em março. Publica uma seleta com seis contos na coleção "Cadernos de cultura", editada pelo Ministério da Educação e Saúde. Falece sua grande amiga Bluma, ex-esposa de Samuel Wainer.

1952: - Cola grau na faculdade de direito, depois de muitos adiamentos. Volta a trabalhar em jornais, no período de maio a outubro, assinando a página "Entre Mulheres", no jornal "Comício", sob o pseudônimo de "Tereza Quadros". Atendeu a um pedido do amigo Rubem Braga, um dos fundadores do jornal. Nesse setembro, já grávida, embarca para a capital americana onde permanecerá por oito anos. Clarice inicia o esboço do romance A veia no pulso, que viria a ser A Maçã no Escuro, livro publicado em 1961.

1953: - Em 10 de fevereiro, nasce Paulo, seu segundo filho. Ela continua a escrever A Maçã no Escuro, em meio a conflitos domésticos e interiores. Mãe, Clarice Lispector divide seu tempo entre os filhos, A Maçã no Escuro, os contos de Laços de Família e a literatura infantil. Nos Estados Unidos, Clarice conhece o renomado escritor Erico Veríssimo e sua esposa Mafalda, dos quais torna-se grande amiga. O escritor gaúcho e sua esposa são escolhidos para padrinhos de Paulo. Não tem sucesso seu projeto de escrever uma crônica semanal para a revista "Manchete". Tem a agradável notícia de que seu romance Perto do coração selvagem seria traduzido para o francês.

1954: - É lançada a primeira edição francesa de Perto do coração selvagem, pela Editora Plon, com capa de Henri Matisse, após inúmeras reclamações da escritora sobre erros na tradução. Em julho, com os filhos, viaja para o Brasil, aqui ficando até setembro. De volta aos Estados Unidos, interrompe a elaboração de A maçã no escuro e se dedica, por cinco meses, a escrever seis contos encomendados por Simeão Leal.

1955: - Retorna a escrever o novo romance e contos. Sabino, que leu os seis contos feitos sob encomenda, os achados "obras de arte".

1956: - Termina de escrever A Maçã no Escuro (até então com o titulo de A veia no pulso). Érico Veríssimo e família retornam ao Brasil, não sem antes aceitarem serem os padrinhos de Pedro e Paulo. Entre os escritores, inicia-se uma vasta correspondência. A escritora e filhos vêm passar as férias no Brasil e Clarice aproveita para tentar a publicação de seu novo romance e os novos contos. Apesar de todo o empenho de Fernando Sabino e Rubem Braga, os livros não são editados. A escritora dá sinais de sua indisposição para com o tipo de vida que leva.

1957: - Rompe unilateralmente o contrato com Simeão Leal e autoriza Sabino e Braga a encaminharem seus contos — nessa altura em número de quinze — para serem publicados no "Suplemento Cultural" do jornal "O Estado de São Paulo". Seu casamento vive momentos de tensão.

1958: - Conhece e se torna amiga da pintora Maria Bonomi. É convidada a colaborar com a revista "Senhor", prevista para ser lançada no início do ano seguinte. Erico Verissimo escreve informando estar autorizado a editar seu romance e, também, seus contos pela Editora Globo, de Porto Alegre. 1.000 exemplares — dos mais de 1.700 remanescentes — de "Près du coeur sauvage" são incinerados, por falta de espaço de armazenamento. O casamento de Clarice dá sinais de seu final.

1959: - Separa-se do marido e, em julho, regressa ao Brasil com seus filhos. Seu livro continua inédito. A escritora resolve comprar o apartamento onde está residindo, no bairro do Leme, e, para isso, busca aumentar seus ganhos. Sob o pseudônimo de "Helen Palmer", inicia, em agosto, uma coluna no jornal "Correio da Manhã", intitulada "Correio feminino — Feira de utilidades".

1960: - Publica, finalmente, Laços de Família, seu primeiro livro de contos, pela editora Francisco Alves. Começa a assinar a coluna "Só para Mulheres", como "ghost-writer" da atriz Ilka Soares, no "Diário da Noite", a convite do jornalista Alberto Dines. Assina, com a Francisco Alves, novo contrato para a publicação de A maçã no escuro. Torna-se amiga da escritora Nélida Piñon.

1961: - Publica o romance A maçã no escuro. Recebe o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por Laços de família.

1962: - Passa a assinar a coluna "Children's Corner", da seção "Sr. & Cia.", onde publica contos e crônicas. Visita, com os filhos, seu ex-marido que se encontra na Polônia. Recebe o prêmio Carmen Dolores Barbosa (oferecido pela senhora paulistana de mesmo nome), por A maçã no escuro, considerado o melhor livro do ano.

1963; - A convite, profere no XI Congresso Bienal do Instituto Internacional de Literatura Ibero-Americana, realizado em Austin - Texas, conferência sobre o tema "Literatura de vanguarda no Brasil. Conhece Gregory Rabassa, mais tarde tradutor para o inglês de A maçã no escuro. A paixão segundo G. H. é escrito em poucos meses, sendo entregue à Editora do Autor, de Sabino e Braga, para publicação. Compra um apartamento em construção no bairro do Leme.

1964: - Publica o livro de contos A legião estrangeira e o romance A Paixão Segundo G. H., ambos pela Editora do Autor. Em dezembro, o juiz profere a sentença que poria fim ao processo de separação de Clarice e Maury.

1965: - Em maio, muda-se para o apartamento comprados em 1963. Sua obra passa a ser vista com outros olhos — pela crítica e pelo público leitor — após A paixão segundo G. H. Resultado de uma seleta de trechos de seus livros, adaptados por Fauzi Arap, é encenada no Teatro Maison de France o espetáculo Perto do coração selvagem, com José Wilker, Glauce Rocha e outros. Dedica-se à educação dos filhos e com a saúde de Pedro, que apresenta um quadro de esquizofrenia, exigindo cuidados especiais. Apesar de traduzida para diversos idiomas e da republicação de diversos livros, a situação financeira de Clarice é muito difícil.

1966: - Na madrugada de 14 de setembro a escritora dorme com um cigarro aceso , provocando um incêndio. Seu quarto ficou totalmente destruído. Com inúmeras queimaduras pelo corpo, passou três dias sob o risco de morte — e dois meses hospitalizada. Quase tem sua mão direita — a mais afetada — amputada pelos médicos. O acidente mudaria em definitivo a vida de Clarice.

1967: - As inúmeras e profundas cicatrizes fazem com que a escritora caia em depressão, apesar de todo o apoio recebido de seus amigos. Não foi só um ano de acontecimentos ruins. Começa a publicar em agosto — a convite de Dines — crônicas no "Jornal do Brasil", trabalho que mantém por seis anos. Lança o livro infantil O mistério do coelho pensante, pela José Álvaro Editor. Em dezembro, passa a integrar o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro.

1968: - Em maio, o livro O mistério do coelho pensante é agraciado com a "Ordem do Calunga", concedido pela Campanha Nacional da Criança. Entrevista personalidades para a revista "Manchete" na seção "Diálogos possíveis com Clarice Lispector". Participa da manifestação contra a ditadura militar, em junho, chamada "Passeata dos 100 mil". Morrem seus amigos e escritores Lúcio Cardoso e Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta). É nomeada assistente de administração do Estado. Profere palestras na Universidade Federal de Minas Gerais e na Livraria do Estudante, em Belo Horizonte. Publica A mulher que matou os peixes, outro livro infantil, ilustrado por Carlos Scliar.

1969: - Publica seu "hino ao amor": Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, pela Editora Sabiá. O romance ganha o prêmio "Golfinho de Ouro", do Museu da Imagem e do Som. Viaja à Bahia onde entrevista para a "Manchete" o escritor Jorge Amado e os artistas Mário Cravo e Genaro. Em 14/08 é aposentada pelo INPS - Instituto Nacional de Previdência Social. Seu filho Paulo, mora nos Estados Unidos desde janeiro, num programa de intercâmbio cultural. Seu irmão Pedro, em tratamento psiquiátrico, esteve internado por um mês, em junho.

1970: - Começa a escrever um novo romance, com o título provisório de Atrás do pensamento: monólogo com a vida. Mais adiante, é chamado Objeto gritante. Foi lançado com o título definitivo de Água viva. Conhece Olga Borelli, de que se tornaria grande amiga.

1971: - Publica a coletânea de contos Felicidade clandestina, volume que inclui O ovo e a galinha, escrito sob o impacto da morte do bandido Mineirinho, assassinado pela polícia com treze tiros, no Rio de Janeiro. Há, também, um conjunto de escritos em que rememora a infância em Recife. Encarrega o professor Alexandre Severino da tradução, para o inglês, de Atrás do pensamento: monólogo com a vida. Dez de seus contos já publicados constam de "Elenco de cronistas modernos", lançado pela Editora Sabiá.

1972: - Retoma a revisão de Atrás do pensamento, com o qual não estava satisfeita. Faz inúmeras alterações no texto e passa a chamá-lo Objeto gritante. Repensando o romance, procura distrair-se. Durante um mês posa para o pintor Carlos Scliar, em Cabo Frio (RJ).

1973: - Publica o romance Água viva, após três anos de elaboração, pela Editora Artenova, que lançaria também, nesse ano, A imitação da rosa, quinze contos já publicados anteriormente em outras coletâneas. Alberto Dines, em carta à escritora, diz sobre Água viva: "[...] É menos um livro-carta e, muito mais, um livro música. Acho que você escreveu uma sinfonia". Viaja à Europa com a amiga Olga Borelli. Clarice deixa de colaborar com o "Jornal do Brasil", face à demissão de Alberto Dines, no mês de dezembro.

1974:- Para manter seu nível de renda, aumenta sua atividade como tradutora. Verte, entre outros, "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, adaptado para o público juvenil, pela Ediouro. Publica, pela José Olympio Editora, outro livro infantil, A vida íntima de Laura e dois livros de contos, pela Artenova: A via crucis do corpo e Onde estivestes de noite. Uma curiosidade: a primeira edição de Onde estivestes de noite foi recolhida porque foi colocado, erroneamente, um ponto de interrogação no título. Seu cão, Ulisses, lhe morde o rosto, fazendo com que se submeta a cirurgia plástica reparadora reparadora realizada por seu amigo Dr. Ivo Pitanguy. Lê, em Brasília (DF), a convite da Fundação Cultural do Distrito Federal, a conferência "Literatura de vanguarda no Brasil", que já apresentara no Texas. Participa, em Cali — Colômbia, do IV Congresso da Nova Narrativa Hispano-americana. Seu filho, Paulo, vai morar sozinho, em um apartamento próximo ao da escritora. Pedro vai morar com o pai, em Montevidéu — Uruguai.

1975: - Tendo como companheira de viagem a amiga Olga Borelli, participa do I Congresso Mundial de Bruxaria, em Bogotá, Colômbia. No dia de sua apresentação sente-se indisposta e pede a alguém que leia o conto O ovo e a galinha, não apresentando a fala sobre a magia que havia preparado para a introdução da leitura. Muito embora minimizada, essa participação tem muito a ver com as palavras ditas por Otto Lara Resende, conhecido escritor, em um bate-papo com José Castello: "Você deve tomar cuidado com Clarice. Não se trata de literatura, mas de bruxaria." Otto se baseava em estudos feitos por Claire Varin, professora de literatura canadense que escreveu dois livros sobre a biografada. Segundo ela, só é possível ler Clarice tomando seu lugar — sendo Clarice. "Não há outro caminho", ela garante. Para corroborar sua tese, Claire cita um trecho da crônica A descoberta do mundo, onde a escritora diz: "O personagem leitor é um personagem curioso, estranho. Ao mesmo tempo que inteiramente individual e com reações próprias, é tão terrivelmente ligado ao escritor que na verdade ele, o leitor, é o escritor."Traduz romances, como "Luzes acesas", de Bella Chagall, "A rendeira", de Pascal Lainé, e livros policiais de Agatha Christie. Ao longo da década, faz adaptações de obras de Julio Verne, Edgar Allan Poe, Walter Scott e Jack London e Ibsen. Lança Visão do esplendor, com trabalhos já publicados na coluna "Children's Corner", da revista "Senhor" e também no "Jornal do Brasil". Publica De corpo inteiro, com algumas entrevistas que fizera anteriormente para revistas cariocas. É muito elogiada quando visita Belo Horizonte, fato que a deixa contrariada. Passa a dedicar-se à pintura. Morre, dia 28 de novembro, seu grande amigo e compadre Erico Verissimo. Reúne trabalhos de Andréa Azulay num volume artesanal ilustrado por Sérgio Mata, intitulado "Meus primeiros contos". Andréa tinha, então, dez anos de idade.

1976: - Seu filho Paulo casa-se com Ilana Kauffmann. Participa, em Buenos Aires, Argentina, da Segunda Exposición — Feria Internacional del Autor al Lector, onde recebe muitas homenagens. É agraciada, em abril, com o prêmio concedido pela Fundação Cultural do Distrito Federal, pelo conjunto de sua obra. Grava depoimento no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, em outubro, conduzido por Affonso Romano de Sant'Anna, Marina Colasanti e por João Salgueiro, diretor do MIS. Em maio, corre o boato de que a escritora não mais receberia jornalistas. José Castello, biógrafo e escritor, nessa época trabalhando no jornal "O Globo", mesmo assim telefona e consegue marcar um encontro. Após muitas idas e vindas é recebido. Trava então o seguinte diálogo com Clarice: J.C. "— Por que você escreve?

C.L. "— Vou lhe responder com outra pergunta: — Por que você bebe água?" J.C. "— Por que bebo água? Porque tenho sede." C.L. "— Quer dizer que você bebe água para não morrer. Pois eu também: escrevo para me manter viva." Enquanto escreve “A HORA DA ESTRELA” com a ajuda da amiga Olga, toma notas para o novo romance, Um sopro de vida. Revê Recife e visita parentes. Em dezembro, "Fatos e Fotos Gente", revista do grupo "Manchete", publica entrevista feita com a artista Elke Maravilha, a primeira de uma série que se estenderia até outubro de 1977.

1977: - A revista "Fatos e Fotos Gente" publica, em janeiro, entrevista feita pela escritora com Mário Soares, primeiro-ministro de Portugal. O jornal "Última Hora" passa a publicar, a partir de fevereiro, semanalmente, as suas crônicas. Ainda nesse mês, é entrevistada pelo jornalista Júlio Lerner para o programa "Panorama Especial", TV Cultura de São Paulo, com o compromisso de só ser transmitida após a sua morte. Escreve um livro para crianças, que seria publicado em 1978, sob o título Quase de verdade. Escreve, ainda, doze histórias infantis para o calendário de 1978 da fábrica de brinquedos "Estrela", intitulado Como nasceram as estrelas. Vai à França e retorna inesperadamente. Publica A hora da estrela, pela José Olympio, com introdução — "O grito do silêncio" — de Eduardo Portella. Esse livro seria adaptado para o cinema, em 1985, por Suzana Amaral. A editora Ática lança nova edição de A legião estrangeira, com prefácio de Affonso Romano de Sant'Anna. Clarice morre, no Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário vitimada por uma súbita obstrução intestinal, de origem desconhecida que, depois, veio-se a saber, ter sido motivada por um adenocarcinoma de ovário irreversível. O enterro aconteceu no Cemitério Comunal Israelita, no bairro do Caju, no dia 11.

Vai ao ar, pela TV Cultura, no dia 28/12, a entrevista gravada em fevereiro desse ano.

1978: - Três livros póstumos são publicados: o romance Um sopro de vida — Pulsações, pela Nova Fronteira, a partir de fragmentos em parte reunidos por Olga Borelli; o de crônicas Para não esquecer, e o infantil, Quase de verdade, em volume autônomo, pela Ática. Para não esquecer é composto de crônicas que haviam sido publicadas na segunda parte do livro A legião estrangeira, em 1964, que compunham a seção "Fundo de Gaveta" do citado livro. A hora da estrela é agraciada com o prêmio Jabuti de "Melhor Romance". A paixão sendo G. H. é publicada na França, com tradução de Claude Farny.

1979: - É publicado A bela e a fera, pela Nova Fronteira, contendo contos publicados esparsamente em jornais e revistas. Estréia, no teatro Ruth Escobar, em São Paulo, Um sopro de vida, baseado em livro de mesmo nome, com adaptação de Marilena Ansaldi e direção de José Possi Neto.

1981: - "Clarice Lispector — Esboço para um retrato", de Olga Borelli, é lançado pela Nova Fronteira.

1984: - Reunindo a quase totalidade de crônicas publicadas no Jornal do Brasil, no período de 1967 a 1973, é lançado "A descoberta do mundo", organização de Paulo Gurgel Valente, filho da autora. A Éditions des Femmes, da França, lança, em sua coleção "La Bibliotèque des voix", fita cassete com trechos de La passion selon G. H., lidos pela atríz Anouk Aimée.

1985: - A hora da estrela recebe dois prêmios na 36ª edição do Festival de Berlim: da Confederação Internacional de Cineclubes — Cicae, e da Organização Católica Internacional do Cinema e do Audiovisual — Ocic. O longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Suzana Amaral, com roteiro de Alfredo Oros também é premiado: Marcélia Cartaxo recebe o Urso de Prata de "Melhor Atriz".

Outros acontecimentos: Os 10 anos da morte da escritora são lembrados com diversas homenagens em sua memória. É aberto ao público o conjunto de documentos que viria a constituir o Arquivo Clarice Lispector do Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB, no Rio de Janeiro, constituído de documentos doados por Paulo Gurgel Valente.

Em 1990, a Francisco Alves Editora inicia a reedição da obra da escritora. A paixão segundo G. H. é encenada na capital francesa, no teatro Gérard Philippe, em montagem de Alain Neddam. Diane E. Marting, em 1993, publica "Clarice Lispector. A Bio-Bibliography", pela Westport: Greenwood Press, nos Estados Unidos. Em 1996, é lançada a antologia "Os melhores contos de Clarice Lispector", pela editora Global. Estréia no Rio de Janeiro "Clarice — Coração selvagem", adaptado e dirigido por Maria Lúcia Lima, com Aracy Balabanian, em 1998. No ano seguinte, "Que mistérios tem Clarice", adaptado por Luiz Arthur Nunes e Mário Piragibe estréia no teatro N. E. X. T.

Fernando Sabino, em 2001, organiza e publica, pela Record, "Cartas perto do coração", contendo correspondência que manteve com a escritora de 1946 a 1969: A editora Rocco lança, em 2002, "Correspondências — Clarice Lispector", antologia de cartas de e para a escritora, seleção de Teresa Montero.

No aniversário de Clarice, 10/12/2002, a Embaixada do Brasil na Ucrânia e a Prefeitura de Tchetchelnik se associam em homenagem à memória da escritora, inaugurando uma placa com dados biográficos gravados em russo e em português, que é afixada na entrada da sede da administração municipal.

Em 2004, os manuscritos de A hora da estrela e parte dos livros que pertenciam à biblioteca pessoal de Clarice Lispector são confiadas por Paulo Gurgel Valente à guarda do Instituto Moreira Salles, que lança, em dezembro, edição especial dos "Cadernos de Literatura Brasileira", dedicada à vida e à obra da autora.

Em artigo publicado no jornal "The New York Times", no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice. No dia 13/01, foi discutido o viés judaico na obra da autora no Centro de História Judaica em Nova York. O Consulado-Geral do Brasil em Córdoba - Argentina, participou, em 2007, de homenagem, dos alunos do 6º ano do nível médio, à escritora Clarice Lispector. O fato mereceu destaque na página de divulgação de eventos culturais do Ministério das Relações Exteriores. Naquela cidade encontram-se 47 escolas que ensinam a Língua Portuguesa e aspectos da cultura e literatura brasileira. O Consulado-Geral também conta com uma pequena biblioteca, que atende ao público interessado nesses assuntos, embora não haja ali nenhuma obra da citada escritora. No entanto, têm sido publicadas, nos últimos tempos, notas sobre a vida e a obra de Clarice Lispector, na imprensa local. No dia 23 de novembro de 2009 é lançada a biografia CLARICE, de BENJAMIN MOSER, na Livraria Cultura. O CADERNO 2 de O ESTADO publica “CLARICE, UMA ESFINGE QUE VIROU GENTE”, no dia 21 de novembro de 2009 (sábado).

33 a. das anotações feitas em 9 de dezembro de 1979: na manhã deste domingo levamos a MARLENE até a casa dos pais de seu namorado ALBERTO. Depois disso vou para PÓA. Enfrento um dia de muito calor. Poucos carros estão em trânsito neste domingo. Minha mãe comenta o novo emprego do MÁRIO, meu filho, num bar onde o meu primo CIDO é sócio. Ele, mais tarde, passa pela casa da avó. No retorno a GUARULHOS encontro LUCINDA com as visitas de sua irmã ESMERALDA, Sr JOSÉ, a filha deles, a SÔNIA, bem como os casais JOAO GOMES e GISLEIDE e MARLENE e ALBERTO. Quase às 20 horas vamos até a casa da Rua QUATRO BARRAS. No “MUSEU”, situado ao lado da moradia do JOÃO e GISLEIDE, leio a biografia sobre o músico PADEREWESKE. Retornamos depois das 22 horas. O PALMEIRAS venceu hoje o FLAMENGO por 4 a 1 pelo Campeonato Nacional. No jornal “FOLHA DE SÃO PAULO” leio uma reportagem sobre o PACOTE ECONÔMICO.

31 a. da morte do policial DANIEL FAULKNER, na FILADÉLFIA, em 9 de dezembro de 1981. DANNY FAULKNER parou WILLIAM COOK, que estava dirigindo um fusca na contramão, com os faróis apagados, às 3:50 horas da manhã, numa área de bares e boates. WILLIAM foi agredido e seu irmão, MÚMIA ABU-JAMAL, trocou tiros com o policial, matando-o. Um outro homem estaria envolvido na briga, mas teria fugido do local antes da chegada dos policiais que prenderam MÚMIA e nunca foi achado. ABU-JAMAL levou dois tiros e teve hemorragias no pulmão e no fígado. Preso no STATE CORRECTIONAL INSTITUTION GREENE, no Estado da PENSILVÂNIA, aguarda a execução desde 1982. Foi condenado à morte pelo assassinato de DANIEL FAULKNER, em 9 de dezembro de 1981. Mesmo isolado, MÚMIA (ou WESLEY COOK, seu nome antes de se converter ao islamismo) continua com a atitude militante que tinha no final dos anos 1960, quando aderiu ao Partido das PANTERAS NEGRAS – movimento radical pelos direitos dos negros que, algumas vezes, entrou em conflitos sangrentos com policiais americanos. Naquela época, começou a trabalhar como jornalista – por criticar a situação dos pobres e das minorias nos ESTADOS UNIDOS ficou conhecido como “a voz que não tem voz”. Enquanto busca um novo julgamento, MÚMIA grava programas semanais de rádio e continua escrevendo. A autorização para que ele receba a injeção letal já foi dada duas vezes, mas a pressão internacional e o trabalho de seu advogado conseguiram adiar a execução indefinidamente – sua defesa alega inocência e diz que ele foi condenados por suas idéias políticas. Em 2003, a luta de MÚMIA rendeu-lhe o título de cidadão honorário de PARIS (antes dele, o último a receber a rara homenagem tinha sido o pintor espanhol PABLO PICASSO, em 1971).

27 a. da condenação dos oficiais generais da ARGENTINA, em 9 de dezembro de 1985. O ex-presidente JORGE VIDELA é condenado à prisão perpétua por ter liderado a “GUERRA SUJA”, na qual milhares de pessoas desapareceram.

27 a. as NAÇÕES UNIDAS adotam de forma unânime uma resolução que condena como crime, todo ato de terrorismo, em 9 de dezembro de 1985.

24 a. da REBELIÃO PALESTINA conhecida por INTIFADA, em 9 de dezembro de 1987.

25 a. da DEFESA DA MONOGRAFIA:- REFÉNS, COMO A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DEVE AGIR. Essa Monografia foi defendida por mim no dia 9 de dezembro de 1987. Nesta quarta-feira, depois de uma longa batalha a respeito da monografia, finalmente tenho a oportunidade de fazer a defesa oral. Vou cedo para o 2º BPChq e logo leio nos jornais que ontem cedo o Centro de São Paulo ficou tumultuado por causa de uma ocorrência policial. Dois menores de idade tentaram assaltar uma joalheria no 5º andar de um prédio da Rua QUINTINO BOCAIÚVA. Fizeram duas reféns mas, amedrontados, deixaram as moças e fugiram. Viaturas da área, ROTA, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros correram para o local. Isso serve para abrir a minha defesa oral.

Passo a manhã toda relembrando os 45 casos elencados na monografia e, pouco depois das 13 horas, vou ao Centro Odontológico. O 2º TENENTE PM GUERRA ajuda-me com os quadros murais.

CORONEL PM JÓBIO MIRANDA, CORONEL PM Res CID BENEDITO MARQUES e CORONEL PM Res SEBASTIÃO GOMES fazem parte da Banca. Alguns oficiais do choque estão presentes: TENENTE-CORONEL PM AURÉLIO, TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES, MAJOR PM PAULO GALANTE, MAJOR PM CARLOS ALBERTO e outros. Faço minha defesa oral expondo os tópicos principais da monografia em 60 minutos. Depois respondo as perguntas dos integrantes da Comissão Examinadora. Estão também presentes os TENENTES-CORONÉIS NEY, SEVERINO, LAMENZA, JOÃO ROSA e outros oficiais alunos do CSP – 87.

A nota final da monografia somando a parte escrita e a defesa oral é 9,37. Fico contente com essa nota. Agora estou tranqüilo e posso dizer que o CSP chega ao fim. Ainda me reúno com vários oficiais para discutir assuntos em andamento.

Na noite, assisto um amistoso entre as seleções do BRASIL e do CHILE, em UBERLÂNDIA. O BRASIL vence por 2 a 1 (gols de VALDO e RENATO) de “virada”. No primeiro tempo perdia de 1 a 0.

25 a. PERU entra em luto pela morte de dezesseis jogadores de futebol e um técnico, em 9 de dezembro de 1987. O avião no qual viajavam cai perto de LIMA, capital do país.

24 a. depois de 22 horas, acaba a primeira operação de transplante de fígado com um doador vivo no BRASIL, em 9 de dezembro de 1988.

22 a. da OPERAÇÃO CACHOEIRA, desenvolvida na noite de 9 para 10 de dezembro de 1990, quando comandei o CPAM-4. Foi uma das grandes realizações do meu comando na região leste, feita com a colaboração do então CAPITÃO CARMELO. Mais tarde, já como coronel da reserva, o CARMELO tornou-se meu auxiliar no MMDS.

22 a. LECH WALESA, sindicalista e político, é eleito presidente da POLÔNIA, em 9 de dezembro de 1990.

21 a. da circulação da nota de CINQÜENTA MIL CRUZEIROS, com efígie do folclorista LUIZ DA CÂMARA CASCUDO, em 9 de dezembro de 1991.

20 a. falece Dona ITÁLIA FRANCO, mãe do ex-presidente da República, ITAMAR FRANCO, em 9 de dezembro de 1992.

20 a. falece o bebê MATIAS que, aos 13 dias de vida, recebeu o transplante de um coração, no dia 9 de dezembro de 1992.

20 a. da separação oficial do PRÍNCIPE CHARLES e PRINCESA DIANA, em 9 de dezembro de 1992.

20 a. anunciada pelo primeiro-ministro britânico JOHN MAJOR a separação do príncipe CHARLES e sua esposa DIANA, em 9 de dezembro de 1992.

20 a. aprovado no BRASIL o Imposto Provisório sobre Movimentação financeira, o IPMF, em 9 de dezembro de 1992.

18 a. GRÃ-BRETANHA e o SINN FEIN, braço político do grupo terrorista IRA, fazem as primeiras negociações de paz em 70 anos, em 9 de dezembro de 1994.

15 a. do assassinato do bandido LEONARDO RODRIGUES PAREJA, no CENTRO PENITENCIÁRIO AGROINDUSTRIAL DE GOIÁS CEPAIGO), no dia 9 de dezembro de 1997. Outras notícias desta data: nesta terça-feira, no MMDS, vejo os trabalhos dos participantes da Entidade, comandados pelo CARMELO. Estudam os detalhes para a realização da mega-operação NACIONAL. A data de 27 de dezembro vai se aproximando e são necessários vários contatos com os outros Estados, tal como aconteceu no ano passado e também em 1990. Comentamos o filme “A MORTE E A DONZELA” onde terroristas assumem o poder num país da AMÉRICA DO SUL e ditam as suas leis e as suas vinganças particulares. Com muita dor no pé direito, irritado por ter dificuldade ao andar, chego no MMDC quando o CORONEL ARI CANAVÓ critica o papel do Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO no Caso “REGINA”. Faço ver ao desnorteado CORONEL CANAVÓ que o Cmt Geral está certíssimo ao declarar que o problema deve ser decidido pelo Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O presidente perde-se em conversa fiada com o doutor PAULO LACERDA e um outro rapaz que também é contra o governo FHC. São idéias arrevezadas que estão fazendo do MMDC um antro de conspiração. O CORONEL CANAVÓ tem prejudicado muito a Sociedade com esse sua maneira de agir. Às 15:40 horas deixo o MMDC. Cada vez mais fico consciente dos estragos morais que o atual presidente vem causando à instituição.

Revejo o PLANO OSÓRIO. Não encontro o BORGES, atual responsável pela operação depois da saída do SEBASTIÃO. Os responsáveis administrativos CIDO e FRANCISCO deixaram muita confusão nos dois anos que comandaram a execução do PLANO OSÓRIO. Viajando no EXPRESSO BRASILEIRO, numa tarde de 27 graus, com sono e mau estar, regresso a GUARULHOS.

Nesta noite, na biblioteca, começo a rever o tomo número 12 de minhas memórias. Vai de 10 de julho de 1961 a 9 de julho de 1962, quando eu era aluno oficial. Em julho fazia o 1º CFO e em 1962 era segundoanista.

14 a. falece o escultor gaúcho VASCO PRADO, em 9 de dezembro de 1998.

14 a. CENTRAL DO BRASIL ganha o NATIONAL BOARD OF REVIEW, primeiro dos inúmeros prêmios de cinema que prestigiaram o filme, em 9 de dezembro de 1998. O tema principal é uma professora que escreve cartas para analfabetos e um menino nordestino que quer encontrar seu pai, já que perdeu a mãe em um acidente no RIO DE JANEIRO.

14 a. das seguintes anotações em 9 de dezembro de 1998: o tempo volta a ser quente. Temos 32 graus nesta manhã, no centro de São Paulo. A greve dos motoristas e cobradores de ônibus prossegue, com enorme prejuízo para a população. MARIO, CARMELO, PASSOS, CARBAIA, OREZ, CRISTIANO, ALZENIR, ALEMÃO e ELÁDIO estão ultimando os preparativos para a MEGA-0PERAÇÃO “SÃO GERALDO”, antiga OPERAÇÃO NACIONAL. Ajudo-os no que posso, embora não vá participar da mesma por causa dos grandes deslocamentos que irão acontecer, a partir de 19 de dezembro. No MMDC ainda não aparece o CORONEL ARY CANAVÓ. Deve ainda estar do RIO. Os jornais de hoje publicam a decisão do colegiado do CONDEPHAAT, que não aprovou a ÁRVORE DE NATAL no OBELISCO, conforme idéia da esposa do Prefeito de São Paulo, dona NICÉIA PITTA. O senhor MARCONDES telefona-me e se mostra contrariado com o CONDEPHAAT que dá sua opinião sobre o Monumento Mausoléu, mas nunca cuidou dele. Depois das 15 horas começa a ventar muito e vem a ameaça de chuva. Retorno mais cedo para GUARULHOS.

O Ministro do Interior britânico, JACK STRAW, decidiu hoje que a ESPANHA pode prosseguir com o pedido de extradição do ex-presidente chileno AUGUSTO PINOCHET, acusado pelo juiz BALTASAR GARZÓN de genocídio, tortura e seqüestro.

O CORINTHIANS, empurrado por mais de 35 mil fiéis torcedores, que lotaram o PACAEMBU nesta noite, garante a sua presença na decisão do CAMPEONATO BRASILEIRO ao empatar em 1 a 1 com o SANTOS. O “PEIXE” que precisava da vitória para se classificar saiu na frente com um gol de VIOLA, no final do primeiro tempo. Mas, no início da segunda etapa, o iluminado EDÍLSON fez um golaço e “matou” o jogo. Com isso, o TIMÃO chega à quarta final do BRASILEIRÃO em sua história e tenta o título que não conquista desde 1990. O adversário da final será o CRUZEIRO, que nesta noite eliminou a PORTUGUESA com vitória de 1 a 0, em pleno CANINDÉ. O CORINTHIANS tem a vantagem do empate. O primeiro duelo vai ser domingo (dia 13) no MINEIRÃO.

O CPA/M-7 comemorou hoje o seu 23º aniversário. A reportagem do jornal FOLHA METROPOLITANA, de 10 de dezembro dá ampla cobertura ao evento. Morreu o celebrado escultor gaúcho VASCO PRADO, aos 84 anos, vítima de um infarto.

13 a. governo argentino afirma que não sabe o paradeiro do general paraguaio LINO CÉSAR OVIEDO, que estava sob custódia na ARGENTINA. Em 9 de dezembro de 1999.



ACONTECEU EM 2 000 : - SEXTA-FEIRA

O ex-juiz NICOLAU DOS SANTOS NETO não dormiu e resmungou bastante na primeira noite em uma cela especial de POLÍCIA FEDERAL. Recusou o café da manhã e o almoço. À tarde, o advogado ALBERTO TORON obteve autorização para NICOLAU receber os familiares. A mãe do ex-juiz, ROSA MARIA, de 95 anos, e as três filhas, MARIA INÊS, MARIA CRISTINA e MARIA VIRGÍNIA, levaram comida. NICOLAU chorou abraçado a elas.



Pelo menos cinco detentos do PAVILHÃO 8 da CASA DE DETENÇÃO escaparam através de um buraco cavado pelos presos, atingindo o sistema de esgoto, que passa por baixo de uma das muralhas. Os fugitivos saíram na rua ATALIBA LEONEL. A PM conseguiu recapturar três deles.



NA COPA JOÃO HAVELANGE o surpreendente SÃO CAETANO empatou com o PALMEIRAS por 2 x 2, classificando-se para uma das semi-finais do torneio. O SÃO CAETANO enfrentará o GRÊMIO.

O PARANÁ venceu o VASCO por 1 x 0, mas não se classifica porque o time carioca tinha vencido a primeira partida por 3 x 1. O VASCO, classificado, pegará o CRUZEIRO na outra semi-final.



ALEXANDRE MARCELO DOS REIS, 44 anos, foi preso por policiais da Delegacia Seccional Sul, em sua casa, na favela do Jardim Panorama, no MORUMBI, acusado de ter assassinado a decoradora ALEXANDRA NUGGIA SALEM, durante um assalto, no dia 9 de novembro, na ponte do MORUMBI.



Um dia depois da surpreendente decisão de uma dividida Suprema Corte da FLÓRIDA, de ordenar a recontagem parcial de votos da eleição presidencial do dia 7 de novembro, a SUPREMA CORTE FEDERAL também surpreendeu os eleitores americanos, ordenando a imediata suspensão da nova apuração, que tinha começado pela manhã, em vários condados do Estado. Essa decisão praticamente consolida a vitória de BUSH.



O DELEGADO APOSENTADO JULIÃO GÓES PACHECO foi encontrado morto com um tiro na cabeça e com unhadas e coronhadas no pescoço, no edifício PALMA DE MAJORCA, localizado na rua INÁCIO MANOEL ALVARES, no JARDIM ESTER, ZONA SUDOESTE. No local mora a suposta amante de PACHECO, CLÁUDIA MARIA DA SILVA, de 23 anos, que teve um filho com o delegado, G.J.G. de 1 ano e nove meses. Presume-se que PACHECO foi assassinado por um menor, de 17 anos, que estava com CLÁUDIA, no dia do crime.



ACONTECEU EM 2 001 : - DOMINGO

Estudo o plano 4 H – A. 831317218184, com a participação do nosso colaborador M.A.S. Foi examinado pela primeira vez em 6/7 de novembro de 2001.



PEDRO comparece na tarde, em casa, quando eu ainda estou em POÁ, para consertar um defeito no computador que ele instalou em 25 de novembro. Quando chego, ele praticamente já sanou a irregularidade. Tem um grande trabalho em transferir os disquetes referentes à minha agenda de 2001 para o aparelho instalado. Dá uma verdadeira aula de informática para mim. Consegue salvar os meses de março a dezembro. Apenas ficou danificado o disquete que continha os meses de janeiro e fevereiro, que serei obrigado a reproduzir em 2002, conforme for transcorrendo aqueles meses.



CAMPEONATO BRASILEIRO: - o surpreendente SÃO CAETANO vence o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 1 e vai decidir o título contra o ATLÉTICO PARANAENSE, que venceu o FLUMINENSE por 3 a 2.



ACIDENTOU-SE o ator ARNOLD SCHWARZENEGGER. Ele quebrou algumas costelas ao bater a moto que pilotava. Não foram divulgados detalhes do acidente. Em LOS ANGELES.



Depois de um afastamento dos gramados que durou dois anos, o jogador RONALDINHO, de 25 anos, da INTERNACIONAL de MILÃO, marcou um gol na vitória de 3 a 1 da INTER contra o BRÉSCIA.



Tornado público nos ESTADOS UNIDOS um vídeo em que OSAMA BIN LADEN afirma ter se sentido surpreendido de forma positiva pela extensão dos ataques terroristas do dia 11 de setembro.



2 002 : - SEGUNDA-FEIRA

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador JOSÉ EDUARDO CARDOZO, tem a honra de convidar para a Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região, por iniciativa do Nobre Vereador RAUL CORTEZ, a realizar-se no dia 09 de dezembro de 2002, às 19:30 horas, no Salão Nobre do PALÁCIO ANCHIETA.



Conforme combinara com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, quando são dez horas, estou chegando em seu apartamento, na alameda EDUARDO PRADO. Vamos visitar o ex–combatente de 32, JOÃO BENEDICTO SILVEIRA PEIXOTO, que, aos 93 anos, não tem condições de ficar andando, pois quebrou o osso ilíaco e uma das pernas ficou menor do que a outra. O Sr. MARCONDES tem necessidade de convidar o Sr. PEIXOTO para comparecer na reunião do CONSELHO SUPREMO de 18 de dezembro, devendo ser arrumada uma viatura para o seu transporte. Dona JÚLIA, esposa do Sr. MARCONDES, vai nos acompanhar nessa visita, pois também ela é muito amiga de dona HELENA e do Sr. SILVEIRA PEIXOTO.

O mau tempo e o trânsito muito ruim na altura da avenida Doutor ARNALDO, faz com que tenhamos dificuldades de chegar na Rua RODRIGO LOBATO, nº 82, SUMAREZINHO, onde reside o veterano. Vamos encontrar o SILVEIRA PEIXOTO bem lúcido, lembrando de seus contatos com MONTEIRO LOBATO, mostrando, inclusive, pinturas do escritor, como os corvos de 1917 e da Cachoeira do Marimbondo, de 1924. A sala de visitas do PEIXOTO é forrada de quadros de muito bom gosto. Uma razoável biblioteca completa o ambiente. É ali que o Sr. MARCONDES, empolgado, fala de sua situação como presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sofrendo ameaças de alguns conselheiros que se viram frustrados na tentativa de ganhar dinheiro à custa da reforma do Monumento–Mausoléu. O Sr. PEIXOTO compreende a situação e afiança que irá na reunião desde que um carro venha lhe buscar.

Deixando a residência do ex–combatente de 32, acompanho dona JÚLIA e Sr. MARCONDES de retorno ao apartamento da alameda EDUARDO PRADO, onde o casal faz questão de que eu almoce.

Chegando na estação SÉ-METRÔ, observo os quadros de “TODAS AS LINHAS DE ALDEMIR MARTINS”. São painéis que estão expostos em comemoração aos 80 anos do artista. Por volta das 14 horas, estou chegando no MMDC. Faço uma ligação telefônica para o GINO STRUFFALDI. Peço a ele para representar o presidente na solenidade de entrega de espadas aos novos aspirantes do CPOR, no próximo sábado, dia 14. O Sr. MARCONDES e eu deveremos ir até a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, onde também se formarão os novos aspirantes da PMESP.



Até agora não recebemos a convocação para a reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para 18, conforme me disse o CORONEL CELSO. Para saber dessa situação, ligo para o CAIO ALFAYA, secretário do Conselho. Surpreendentemente, o CAIO disse não saber se já tinha sido feita a Convocação e informou que irá perguntar para um capitão essa situação. Estranho essa atitude do CAIO, pois como secretário deveria saber em que condições estaria a tal convocação. Fica ele de me dar a resposta. Acontece que até às 16 horas, quando deixo o MMDC, nada de telefonema do CAIO.



DOZE JOVENS foram resgatados na tarde desta segunda–feira por PMs do COE depois de ficarem mais de 24 horas perdidos na SERRA DO MAR, na região de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Os jovens – oito mulheres e quatro homens, com idades entre 14 e 22 anos – estavam distante o equivalente a três horas de caminhada do início da TRILHA DAS TORRES quando foram encontrados pelos PMs. Passaram a noite debaixo de chuva e saíram da mata debilitados.



É grave o estado de saúde do indigenista ORLANDO VILLAS BOAS, de 88 anos. Está internado na UTI do hospital ALBERT EINSTEIN desde o dia 14 de novembro. VILLAS BOAS foi internado com quadro agudo de infecção intestinal, mas teve complicações. Hoje, o indigenista apresentava falência de múltiplos órgãos. Nos anos 40 e 50, VILLAS BOAS liderou expedições ao XINGU.



A JUSTIÇA condenou hoje os policiais civis JOSÉ CARLOS DE CASTILHO e MAURO CÉSAR BARTHOLOMEU a seis anos de prisão por crime de concussão (extorsão praticada por funcionário público). Os dois são do DENARC e acusados de praticar extorsão contra prostitutas e viciados, incluindo menores, na região da CRACOLÂNDIA, no centro de São Paulo. O escândalo ganhou repercussão nacional em dezembro de 2001. Além dos dois policiais, o Ministério Público acusou os investigadores HÉLIO CARLO BARBA, ALESSANDRO RAMOS DA SILVA, o “JAPONÊS”, e GUILHERME BARBOSA PALAZZO por crimes de tortura, concussão e roubo. Os três conseguiram na Justiça o direito de aguardar o julgamento, que ainda não tem data marcada, em liberdade.



BANDO COMANDADO POR MULHER FAZ 30 REFÉNS DURANTE ASSALTO AO INCOR. Armada com pistola, jovem de 22 anos, junto com dois ladrões, manteve as pessoas sob a mira de seu revólver; trio se entregou após 50 minutos. Um funcionário acionou o alarme silencioso. Policiais civis e militares cercaram a área. A assaltante, ROBERTA VILELA, e os parceiros AFONSO DOS SANTOS BELA, de 22, e FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS SILVA, de 19 anos, decidiram se entregar.



Pelo menos 34 pessoas morreram até a noite desta segunda–feira, em ANGRA DOS REIS, numa das piores tragédias já enfrentadas pela cidade por causa de chuva e de desabamentos – cinco pessoas estão desaparecidas. Há pelo menos 1.500 desabrigados. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública. Depois da tromba d´água registrada em ANGRA, na madrugada, a cidade ficou isolada durante 12 horas devido ao deslizamento de uma encosta, com 500 metros de extensão, sobre a rodovia RIO–SANTOS. A estrada só foi reaberta parcialmente às 14 horas. Parte da cidade ficou sem energia elétrica. Os rios MAMBUCABA e JAPUÍBA transbordaram, deixando dezenas de casas submersas. O prefeito FERNANDO JORDÃO classificou a tragédia como a maior dos 500 anos da cidade.



O COORDENADOR DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO, ANTÔNIO PALOCCI, que acompanha o presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em sua viagem aos EUA, permanecerá naquele País para os primeiros contatos com banqueiros de WALL STREET. Enquanto LULA embarca para o MÉXICO, após encontro com o presidente GEORGE W. BUSH, PALOCCI se reunirá em NOVA YORK com um grupo de executivos de grandes bancos. LULA chegou à noite em WASHINGTON.



O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO disse hoje na ONU, em NOVA YORK, que seu governo fez “o que foi, possivelmente, a maior redução sustentada da pobreza na história do BRASIL”, Segundo ele “o que se alcançou deve ser visto apenas como começo”.



A UNITED AIRLINES, segunda maior companhia aérea do mundo, entrou com pedido de concordata nos EUA, hoje. Com isso, a empresa, que acumula dívidas no valor de aproximadamente um bilhão e oitocentos milhões de dólares, pretende ganhar tempo para reestruturar-se financeiramente, alongando prazos de compromissos com credores.



O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, nomeou o magnata das ferrovias, JOHN W. SNOW, de 63 anos, como novo secretário do TESOURO em substituição a PAUL O´NEILL, que renunciou na última sexta–feira, dia 6. O CONGRESSO, controlado pelos republicanos, ainda tem que aprovar a escolha. O novo assessor econômico da CASA BRANCA deve ser STEPHEN FRIEDMAN, ex–presidente da GOLDMAN SACHS.



INDICADO para a presidência do BANCO CENTRAL da ARGENTINA o economista ALFONSO PRAT GAY, de 37 anos. Ele entra no lugar de ALDO PIGNANELLI, que renunciou após conflitos com o ministro da ECONOMIA, ROBERTO LAVAGNA. Em BUENOS AIRES.



RECEBEU o prêmio MAHBUB UL HAQ, da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. A razão da homenagem é sua contribuição ao desenvolvimento humano.



2 003 : - TERÇA-FEIRA

A Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO felicita o ilustre associado e tem a grata satisfação de convidá-lo, juntamente com a digníssima família, a participar da solenidade de aniversariantes do mês, a qual se realizará no dia NOVE DE DEZEMBRO DE 2003, a partir das 15 horas.

Certos de contarmos com a honrosa presença, agradecemos.

ATENCIOSAMENTE

HÉLIO LOURENÇO CAMILLI – Cap.

1º Dir. de Cultura e Relações Públicas



POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PESSOAL



O Diretor de Pessoal da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO tem a honra de convidar Vossa Excelência para o ato de entrega do Certificado do Sistema de Gestão de Qualidade ISSO 9 0001:2000 à Diretoria de Pessoal, pelo Professor Dr. JOSÉ JOAQUIM DO AMARAL FERREIRA, Diretor de Certificação da Fundação CARLOS ALBERTO VENAZONI, que ocorrerá durante a solenidade do “PRÊMIO POLÍCIA MILITAR DE QUALIDADE”.

DATA : 09 DE DEZEMBRO DE 2003

HORÁRIO : 10:00 HORAS

LOCAL : PALÁCIO DOS BANDEIRANTES

Ass JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO

Cel PM Diretor



INAUGURAÇÃO DO MUSEU DA BÍBLIA, em BARUERI. Uma réplica da prensa de JOHANNES GUTENBERG, criador da máquina de imprensa, cópias de documentos de grande valor histórico como OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO, três mil títulos da BÍBLIA e a oportunidade de ouvir trechos de um dos mais antigos livros da história da humanidade em 200 idiomas, entre eles o ioruba e o guarani, são algumas das atrações do MUSEU DA BÍBLIA. Feita por artesãos alemães em tamanho ligeiramente menor do que o original, a prensa de GUTENBERG pode ser usada para imprimir. O inventor foi o criador dos tipos móveis que revolucionaram a incipiente indústria gráfica de 1455. A invenção permitiu o acesso das pessoas mais simples à leitura, um privilégio das elites. O primeiro livro impresso foi a BÍBLIA. Encontrados dentro das cavernas de QUARAM, nas proximidades do MAR MORTO, os manuscritos são uma atração à parte. A réplica inclui os jarros dentro dos quais foram achados em 1946. Há objetos só conhecidos nos livros da história, como um papiro egípcio – papel feito com uma planta aquática – no qual eram escritos os trechos da BÍBLIA, pergaminhos feitos com pele de animal e uma BÍBLIA diminuta, de 0,5 por 0,5 centímetro, escrito em alemão. Outra curiosidade é a BÍBLIA oficial do VATICANO, escrita em grego. No BRASIL, a história registra a primeira versão da BÍBLIA, feita em 1917 com participação de RUY BARBOSA. Estarão em exposição, também, trechos de traduções portuguesas datadas de 1769, as “avós” das versões brasileiras. Em um dos espaços é possível cheirar perfumes bíblicos, entre eles mirra, aloés e canela.



Manhã de muito vento, com garoas intermitentes. O trânsito está muito ruim. A minha ida para SÃO PAULO demora duas horas. Sinto sono após ler uma revista e durmo mesmo, abreviando a longa viagem. Os trens do metrô ajudam a percorrer espaços que, se fossem de carro, levariam muito tempo. Mesmo assim, participo do almoço de serviço com oficiais do MMDS. Eles conversam comigo sobre a eleição de 11 de dezembro na Associação dos Oficiais da Reserva.

Por volta das 13:30 horas, o CORONEL MENDES está me esperando para irmos até o MONUMENTO-MAUSOLÉU. De longe, na avenida 23 de maio, dá para ver a propaganda da CLARO, num imenso painel colocado na lona que cobre o OBELISCO. Particularmente acho isso um desrespeito ao local sagrado do Monumento, mas não quero polemizar esse caso do restauro, muito conturbado desde que começou, em 2002. O MENDES também não gostou da propaganda, altamente lucrativa para a CLARO, empresa patrocinadora da reforma. Ninguém está trabalhando no local. Os PMs contaram que o neto de GALILEO EMENDÁBILI, PAULO EMENDÁBILI, esteve visitando o Monumento-Mausoléu, criticando a atual direção do MMDC. Na ida, o MENDES erra o caminho e entramos no túnel que nos leva a um outro lugar. Depois ele pega a avenida REPÚBLICA DO LÍBANO ao contrário. Com isso, depois da visita ao Monumento, vamos retornar quase às 15 horas à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dona CÉLIA prepara a papelada para a reunião da Diretoria Executiva, marcada para amanhã.

Evito ir à Associação dos Oficiais da Reserva, a fim de participar da solenidade dos aniversariantes do mês, porque estarei presidindo no dia 11 a Assembléia Geral Eleitoral e, poderia ser envolvido pelas candidaturas pleiteantes aos cargos de direção.

O MENDES fica nervoso ao atravessarmos uma avenida do Estado congestionada. Ele tem outras obrigações para logo mais e o tempo que perde no trânsito é grande.



Dois gols do apoiador DUDU CEARENSE salvaram hoje a Seleção Brasileira de voltar mais cedo para casa do MUNDIAL SUB-20, disputado nos EMIRADOS ÁRABES. A equipe perdia para a ESLOVÁQUIA por 1 a 0, a sete minutos do fim, quando o apoiador do VITÓRIA empatou. Com 1 a 1 ao fim do tempo regulamentar, o jogo foi para a prorrogação com morte súbita, quando DUDU CEARENSE marcou o gol de ouro, logo aos cinco minutos, classificando o BRASIL para as quartas-de-final. A seleção treinada por MARCOS PAQUETÁ voltará a jogar na sexta-feira, dia 12, contra o JAPÃO, tentando quebrar uma escrita. O BRASIL foi eliminado nas quartas-de-final das três últimas edições do MUNDIAL SUB-20: em 1997, pela ARGENTINA (0 X 2); em 1999, pelo URUGUAI (1 x 2); e, em 2001, por GANA (1 x 2). COLÔMBIA, ESPANHA e EMIRADOS ÁRABES também garantiram hoje vagas nas quartas-de-final. Os espanhóis, campeões da EUROPA, venceram o PARAGUAI por 1 a 0. A COLÔMBIA eliminou a IRLANDA na prorrogação. Os colombianos venciam por 2 a 0. Mas a IRLANDA empatou. Na prorrogação, CARRILLO fez o gol de ouro. A maior surpresa foi a eliminação da AUSTRÁLIA, que vencera o BRASIL por 3 a 2 e terminara em primeiro lugar no GRUPO C. A seleção foi surpreendida por um gol de ISMAIL MATAR, dos EMIRADOS ÁRABES, no último minuto do jogo.



MALU MADER e CLÁUDIA ABREU entraram na fila para pegar um autógrafo da figurinista MARÍLIA CARNEIRO, responsável pelo visual de todo o elenco de CELEBRIDADE, nesta terça-feira, durante o lançamento do livro MARÍLIA CARNEIRO NO CAMARIM DAS OITO, na LIVRARIA DA TRAVESSA, no RIO. Além das musas da novela das oito, CAROLINA DIECKMANN também chamou atenção por “furar” a fila e levar uma sonora vaia dos colegas.



ACQUÁRIA, primeiro filme estrelado por SANDY e JÚNIOR, teve uma pré-estréia hollywoodiana nesta terça-feira, no complexo de cinemas UCI, no RIO. A dupla chegou ao local pela porta de emergência e escoltada por seguranças, depois de os convidados já estarem acomodados nas 18 salas. SANDY surpreendeu ao deixar o visual comportado e aparecer de minissaia. WINDY, a cadela do elenco, também chamava atenção no colo da diretora FLÁVIA MORAES. Após a exibição, os irmãos precisaram de cordão de isolamento para deixar o cinema. Os fãs se contentaram com autógrafos de KAYKY BRITO.



Depois de cinco meses de tramitação no Congresso, o Senado aprovou hoje o ESTATUTO DO DESARMAMENTO, que agora vai à sanção presidencial. Pela primeira vez o País tem uma legislação que restringe a comercialização, o porte e a posse de armas de fogo. O texto final é um meio-termo entre o projeto original da Casa, mais severo, e as alterações feitas pela Câmara, que atenuaram a proposta. Os senadores fixaram novamente a data de outubro de 2005 para a realização do referendo popular que decidirá sobre a proibição ou não da venda de armas de fogo. A Câmara havia retirado a data, o que prorrogava indefinidamente a comercialização.



CAPETA é o apelido de um dos três skinheads que obrigaram dois rapazes a se jogarem do trem em movimento, no domingo à noite, em MOGI DAS CRUZES. Ele já foi identificado pela polícia. A gangue do CAPETA foi filmada na estação de trem de SÃO MIGUEL PAULISTA, na zona leste, horas antes de cometer o crime. Nas imagens, há um quarto integrante da gangue. Ele não foi com os parceiros até MOGI e também não participou do ataque aos jovens.



A Polícia Federal prendeu hoje 31 patrulheiros em FOZ DO IGUAÇU, na fronteira com o PARAGUAI. Eles são acusados de receber propina para liberar a passagem de veículos com contrabando. No total, foram presos 42 envolvidos.



O agente da Polícia Federal CÉSAR HERMAN RODRIGUEZ, preso pela OPERAÇÃO ANACONDA, em SÃO PAULO, ganhava salário de 2 mil reais, em 1999, mas a movimentação em quatro contas bancárias dele chegou, naquele ano, a 500 mil reais. Já o advogado AFFONSO PASSARELLI FILHO, também preso, declarou à Receita Federal, em 2002, uma renda bruta de 10,5 mil reais. No mesmo ano, movimentou 749,5 mil reais em suas contas bancárias. HERMAN e PASSARELLI são acusados de participar de esquema de venda de sentenças chefiado pelo juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, também preso.



Foi adiado o julgamento do pedido de anulação da sentença de 16 anos de prisão do promotor ÍGOR FERREIRA DA SILVA, condenado pela morte da mulher PATRÍCIA AGGIO LONGO em 1998, em ATIBAIA, interior de SÃO PAULO. O julgamento seria hoje no Superior Tribunal de Justiça, mas foi adiado para o dia 16. A defesa alegou que não poderia comparecer. ÍGOR continua foragido.



Uma bomba de fabricação artesanal explodiu hoje à tarde na garagem de um prédio da Rua RIFÂINA, na VILA ANGLO-BRASILEIRA, região de PERDIZES, na zona oeste, e feriu gravemente a consultora de informática LUCIENE DE SOUZA GOMES, de 42 anos. O artefato estava em uma embalagem de cosméticos endereçada a ela. O ex-namorado de LUCIENE, o boliviano GALO MÁRIO PLATA GOMES, de 34 anos, é o principal suspeito. LUCIENE está internada no Hospital das Clínicas com lesões graves no olho direito, ferimentos no rosto, abdômen, tórax, membros superiores e corre o risco de perder o braço esquerdo. Um vizinho contou que a caixa, simulando ter cosméticos, foi entregue na portaria do prédio por um taxista e ficou guardada por 15 dias. A vítima estava viajando. Quando LUCIENE retornou de viagem, hoje à tarde, o zelador entregou a encomenda. Ela entrou com seu carro na garagem. Lá, abriu o pacote. A bomba explodiu às 13,15 horas. Bastante machucada, LUCIENE desmaiou. Antes, no entanto, acusou o ex-namorado GALO MÁRIO, de 34 anos, de ser o responsável pelo crime. O casal morou no prédio por seis meses. O relacionamento terminou em 30 de outubro e GOMES se mudou do edifício. Desde então, LUCIENE passou a sofrer ameaças do ex-namorado, por e-mail e pelo telefone. As mensagens eram ameaças de morte. Segundo o irmão da vítima, que se identificou como LUCIANO, o boliviano pertenceria ao grupo guerrilheiro SENDERO LUMINOSO. Policiais do GERCO procuram o acusado. O consulado da BOLÍVIA foi avisado.



O corpo do professor de geografia MARCOS PAULO DA SILVA, de 29 anos, foi encontrado por seus pais, ontem à noite, na casa de número 134 da rua LINDOLFO FERREIRA DE MORAIS, no PARQUE JANDAIA, em CARAPICUIBA. Ele estava caído na sala com marcas de facadas no rosto, pescoço e mãos – sinais de que a vítima tentou se defender. O assassino devia conhecer o professor. Na sala, em cima do televisor, foram encontradas duas latas de cerveja vazias. Na pia da cozinha, havia outras três, também vazias. O carro da vítima, um GOL, foi levado. Os pais de SILVA também deram falta de um aparelho de DVD e da carteira de SILVA com dinheiro e documentos. O crime aconteceu entre 16 e 19 horas, intervalo em que os pais – AMARÍLIO DIONÍSIO DA SILVA e INAURA ELÍDIA DA SILVA – estiveram fora da residência. Os dois não moram na casa. Estavam visitando o filho e tiveram de sair por algumas horas, quando ocorreu o assassinato.



PRESO o médico SÍLVIO BOUDOUX SILVA, coronel aposentado da POLÍCIA MILITAR, suspeito de envolvimento com o tráfico de órgãos humanos. A Polícia Federal fez buscas na casa e na clínica de BOUDOUX e encontrou requisições de exames para cinco homens acusados de viajar de PERNAMBUCO para a ÁFRICA DO SUL para se submeter a cirurgia de retirada de um dos rins. No RECIFE.



Em busca de inserção no cenário político e econômico internacional, o ditador líbio MUAMAR KADAFI recebeu o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, hoje à noite, em TRÍPOLI, com uma grande festa que incluiu claque de milhares de pessoas, cavaleiros vestidos a caráter, músicos populares e um jantar de gala. LULA chegou à base aérea da cidade por volta das 18:30 horas (12:30 de BRASÍLIA). A pista estava enfeitada com bandeiras do BRASIL, feitas à mão, as estrelas pintadas com tinta rala, e a frase “ORDEM E PROGRESSO” escrita à caneta. A comitiva foi levada numa caravana de dezenas de carros Mercedes Benz modernos até o Palácio BAB AZIZIYA, residência oficial do coronel KADAFI. Cerca de um quilômetro antes da entrada do palácio, a comitiva presidencial passou a ser escoltada por uma centena de cavaleiros caracterizados de berberes, um dos povos nômades do deserto do SAARA.

Antes de chegar à LÍBIA, LULA visitou o MUSEU NACIONAL DO CAIRO, que guarda algumas das mais importantes preciosidades do EGITO antigo. Acompanhados pela diretora-adjunta do museu, WAFAA EL SEDDIK, LULA e a primeira-dama MARISA puderam ver objetos do século XIV antes de CRISTO e ouvir histórias sobre faraós. LULA ficou especialmente impressionado com os sarcófagos – o mais famoso com 121 quilos de ouro – e com a máscara mortuária em ouro de TUTANCAMON, o faraó que assumiu o governo do EGITO aos 9 anos, 14 séculos antes de CRISTO. LULA foi para o setor em que ficam as múmias dos faraós RAMSÉS II e de seu filho, MERENPTAH. Ao ser informado que RAMSÉS II viveu 92 anos, teve 200 filhos e 60 mulheres, LULA olhou para MARISA e brincou: “A saúde dele estava no fato de ter 60 mulheres e 200 filhos”.



Apenas dois dias após as eleições parlamentares russas, realizadas sob forte esquema de segurança, uma mulher-bomba explodiu-se hoje de manhã em MOSCOU diante do luxuoso HOTEL NACIONAL, perto da PRAÇA VERMELHA e não muito longe do KREMLIN e da Câmara Baixa do Parlamento Russo – a DUMA. Seis pessoas morreram (incluindo a suicida) e 13 ficaram feridas, das quais 5 com gravidade. Um dos feridos é um chinês. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas as suspeitas recaem sobre os separatistas da CHECHÊNIA, onde os rebeldes mantém uma guerra de guerrilhas contra as tropas federais russas.



Um atacante suicida causou hoje ferimentos em 58 soldados americanos ao detonar – em meio a disparos dos sentinelas – o caminhão-bomba que dirigia contra a entrada de uma base militar dos EUA no norte do IRAQUE. Em BAGDÁ, uma bomba explodiu em uma mesquita sunita, matando três iraquianos e provocando temores de novas tensões sectárias que aumentem a instabilidade no País. No final do dia, perto de FALLUJAH, a oeste de BAGDÁ, um helicóptero americano KIOWA teve de fazer um pouso forçado após ser atingido provavelmente por um míssil. Uma equipe de resgate socorreu os dois tripulantes do helicóptero que “tiveram ferimentos mínimos”. O terrorista suicida atacou com o caminhão-bomba pouco antes do amanhecer. O coronel MICHAEL LINNINGTON, comandante da 3ª Brigada da 101ª Divisão Aerotransportada, disse que sentinelas da base de TALL AFAR, perto de MOSSUL, no norte iraquiano, abriram fogo ao ver como o motorista do caminhão-bomba investia contra a entrada do quartel.



Apresentada à imprensa a princesa CATHARINA-AMÁLIA BEATRIX CARMEN VICTÓRIA, filha do príncipe WILLEM-ALEXANDER e da princesa MÁXIMA, da HOLANDA. O bebê nasceu no dia 7 e se torna o segundo na sucessão do trono holandês, depois do pai. Em HAIA.



DECLAROU apoio ao candidato à presidência dos EUA, HOWARD DEAN, na disputa das eleições do próximo ano o ex-vice presidente americano AL GORE. DEAN, ex-governador de VERMONT, concorre à vaga pelo PARTIDO DEMOCRATA. GORE foi vice-presidente de 1993 a 2001, no governo de BILL CLINTON, e perdeu a última disputa presidencial para GEORGE W. BUSH. Em NOVA YORK.



O cantor inglês OZZY OSBOURNE está internado na UTI do HOSPITAL WEXHAM PARK, em SLOUG (INGLATERRA), após sofrer na segunda-feira, dia 8, um grave acidente e passar por uma cirurgia de emergência. O roqueiro respirava com a ajuda de aparelhos, mas não corre risco de morte. OZZY, de 55 anos, quebrou a clavícula, seis costelas e uma vértebra no pescoço. Os ferimentos foram causados por uma colisão com um quadriciclo dirigido por ele em sua propriedade na cidade de BUCKINGHAMSHIRE, na INGLATERRA. Os paramédicos foram chamados às pressas para a residência do cantor, imobilizaram seu corpo no local e o levaram. OZZY, natural de BIRMINGHAM, na INGLATERRA, estava aproveitando um dia de intervalo a agenda de promoção no REINO UNIDO de sua nova música “CHANGES”, sucesso do BLACK SABBATH regravado por ele em parceria com sua filha KELLY.



PRESO GORKA PALÁCIOS, de 29 anos, apontado pelo governo espanhol como líder do grupo PÁTRIA BASCA E LIBERDADE, o ETA, que desde a década de 1960 matou mais de 800 pessoas em atentados terroristas. PALÁCIOS foi preso pela polícia francesa, e a ESPANHA solicitará sua extradição. Em PAU, no sudoeste da FRANÇA.



ACUSADO de violência doméstica o cantor BOBBY BROWN, de 34 anos, pela esposa, a cantora WHITNEY HOUSTON, de 40 anos. Em ALPHARETTA, na GEÓRGIA. Depois de 11 anos, o amor de WHITNEY e BOBBY virou caso de polícia. Com hematomas no olho esquerdo, a cantora prestou queixa contra o marido, depois de ser agredida no domingo, dia 7 de dezembro. Grávida do segundo filho do casal, WHITNEY levou uma bofetada e sofreu um corte de 2,5 cm no rosto e outro no lábio superior. BROWN já esteve preso há oito anos por porte de maconha e dirigir sem carteira e em alta velocidade. Em agosto, passou sete dias na cadeia por violar a liberdade condicional.



2 004 : - QUINTA-FEIRA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

OFÍCIO Nº DAMCO-649/620/04-CIRCULAR

Do Presidente da Comissão Estadual de Polícia Comunitária

Ao Sr



Haja vista a grande quantidade de eventos e compromissos neste final de ano, da data da Reunião Plenária da Comissão Estadual de Polícia Comunitária foi alterada novamente.

Desta forma, é com grata satisfação que convido Vossa Senhoria a participar da Reunião Plenária da Comissão Estadual de Polícia Comunitária, que se realizará no próximo dia 09 de dezembro de 2004, quinta-feira, às 16,00 horas, no Salão de Conferências do Quartel do Comando Geral, sito na Praça Cel Fernando Prestes, 115, 1º andar – Luz/SP.

Certo de poder contar com sua compreensão e importante presença, desde já agradeço e subscrevo-me, enviando protestos de elevada estima e distinta consideração.

RUBENS CASADO

Cel PM-Presidente



Participo de um almoço na AORRPM com todos os oficiais da diretoria do MMDS, conforme o combinado na data de ontem. Isso ocupa um bom tempo, pois além do almoço vamos discutir assuntos de muita importância para o nosso futuro, em 2005. Encontramos com o CORONEL Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO que está se encaminhando para o QUARTEL DO COMANDO GERAL a fim de almoçar com o CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, Comandante-Geral.

Com VICTÓRIO, CRISTIANO, RONALDO, RAFAEL e DAMIAN vou ao BANESPA. Ali, converso com o TONINHO, gerente, sobre um desconto indevido em conta automática, para a ELEKTRO, pagando conta de luz, o que é um absurdo. Não sei como isso aconteceu, mas deve ser engano.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC estão me esperando o CARLOS HOMEM e sua amiga STELA. Ele, naturalmente, traz os presentes que trouxe de PORTUGAL, bem como um cartão de minha prima NAIR, com os seguintes dizeres: Querido primo MARIO – Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias. Agradeço a você as boas palavras que me tem enviado, a vida nos traz tristezas e alegrias para a nossa evolução. Perdemos uma pessoa tão querida, mas DEUS a tem na sua glória; as saudades são muitas e ela sabe que continua no seu coração. Um beijo da prima que muito o estima. NAIR”. Ela se refere nesses dizeres à perda de minha mãe.

Conversamos durante um bom tempo e continuaríamos trocando idéias se não fosse a chegada do repórter VALDIR PERVELHO, da revista “O TIRA”. Ele quer um resumo do Movimento Constitucionalista de 32 para colocar nos site da revista. Forneço-lhe o material, bem como lhe peço para divulgar o Edital de Convocação da Assembléia Geral da Sociedade, para aprovação do novo estatuto.



Ainda permaneço na Sociedade até às 16 horas, dando instruções para a funcionária LUCIENE de como proceder em casos de pedido de PENSÃO ESPECIAL, que continua sendo o “calcanhar de Aquiles” do MMDC. Durante o pouco tempo que estive na Sociedade atendi dois pedidos. Também me telefona o NEVES. Ele está providenciando uma solenidade em COTIA, como faz todos os anos, dignificando a EPOPÉIA DE 32. Quer a presença de um veterano. O único disponível é ainda o CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, apesar dos seus 90 anos.

Quando chego em GUARULHOS, cai uma pancada muito forte de chuva, obrigando a esperar, num toldo da Avenida Brigadeiro FARIA LIMA, embora esteja com guarda-chuva, amainar essa queda d´água.

Telefona-me o TENENTE ANÍSIO. Quer confirmar o local da realização da ASSEMBLÉIA GERAL. Pensava ele que seria no QUARTEL DO COMANDO GERAL. Não recebeu ainda a carta-circular que estamos encaminhando a todos os associados sobre esse evento.



Essa quinta-feira foi de trânsito caótico em SÃO PAULO. Por causa da chuva, a cidade teve o terceiro maior congestionamento do ano no período da manhã. A CET registrou 132 km de lentidão por volta das 9 horas. À tarde, voltou a chover forte na cidade e o congestionamento chegou a 136 km. Além da chuva, acidentes também complicaram o trânsito. O principal deles aconteceu às 9 horas com a batida de um ônibus contra um poste da Avenida FARIA LIMA, esquina com a rua BENEDITO CHAVEZ, na zona sul.



A temporada 2004 da Orquestra Jovem Municipal de GUARULHOS chega ao fim nesta quinta-feira, às 20 horas, no teatro do Centro Municipal de Educação ADAMASTOR. Dois dos melhores grupos vocais de SÃO PAULO: o ACORDAVOCAL (Medicina da Universidade SÃO PAULO) e CORAL UNIFESP (Universidade Federal de SÃO PAULO) participam deste concerto de encerramento, tendo como regentes EMILIANO PATARRA, DÉBORA ROSSI e EDUARDO FERNANDES. O programa foi escolhido para celebrar o aniversário da cidade e o primeiro ano de vida da Orquestra Jovem Municipal de GUARULHOS. O concerto teve início com a abertura da ópera “LA FORZA DEL DESTINO”, de GIUSEPPE VERDI. Em seguida, a suíte “MASQUERADA”, de ARAM KHACHATURIAN. Os corais convidados executaram peças de DANIEL PINKHAM e JOSEPH HAYDN.



Ainda fazendo parte das comemorações dos 444 anos de GUARULHOS, às 19 horas foi inaugurado o Centro Esportivo MARA VITTI, e também entregue a pavimentação da rua DORESÓPOLIS, no JARDIM SANTA CLARA 2. Em seguida show com VAVÁ, TÂNIA e KAKU e COWBOY FÉLIX, no campo de futebol do MARA VITTI, no COCAIA.



Foi inaugurada hoje a antiga CASA DAS ROSAS, no número 37 da avenida PAULISTA, uma biblioteca especializada em poesia, o espaço HAROLDO CAMPOS de Poesia e Literatura. Após quase dois anos fechado, o local foi reformado e irá abrigar a biblioteca com 35 mil livros doados pela família do poeta para o Estado.



A prefeita MARTA SUPLICY reassumiu o cargo depois de 12 dias fora da Prefeitura de SÃO PAULO. Ela tirou licença não remunerada de dez dias e viajou para a EUROPA, retornando hoje. A prefeita desembarcou no Aeroporto Internacional de GUARULHOS, em CUMBICA, por volta das 6:45 horas e estava sem o marido, LUÍS FAVRE, que a acompanhou na viagem, mas permaneceu na FRANÇA, com os filhos.

Perguntada sobre as críticas que sofreu por estar ausente da cidade durante as enchentes e durante protestos de fornecedores na Prefeitura, que ameaçam parar os serviços por falta de pagamentos, MARTA evitou polêmicas. “Críticas sempre existirão. A cidade ficou com um prefeito competente que assumiu integralmente todos os problemas. Não vejo nada que tenha acontecido que poderia ter sido diferente com a minha presença”, disse. A prefeita procurou justificar sua estadia na EUROPA, especialmente em MILÃO, na ITÁLIA, onde participou da reinauguração do TEATRO SCALA, em 7 de dezembro. “O convite para participar da reinauguração foi feito há mais ou menos cinco meses pelo prefeito GABRIELE ALBERTINI, de MILÃO, com quem nesses anos mantive uma relação bastante boa e que propiciou tantos convênios para SÃO PAULO”, afirmou. A prefeita disse que se tratava de um convite importante para prestigiar a reabertura do “teatro mais prestigioso da EUROPA” e que, segundo ela, “eletrizou” o continente. MARTA ressaltou que a viagem não foi paga com dinheiro público. “Como perdi a eleição, fiquei em situação muito difícil de aceitar o convite pago com verba pública para ir ao evento. Ao mesmo tempo, era um evento que estava sendo trabalhado há tanto tempo! Acompanhava as obras, tinha relação de amizade com o prefeito e não queria provocar a decepção de não-participação. Então, resolvi tirar 10 dias de licença não-remunerada e pagar com o dinheiro do meu bolso a visita oficial a MILÃO”, contou. A prefeita interrompeu sua fala com lágrimas nos olhos quando explicava sua passagem por aquele país. “Nesses dez dias fui a PARIS com meu marido, visitar a família dele. Ele tem quatro filhos que moram lá, que ele não via havia seis meses e não poderia estar junto no NATAL e no final do ano por causa da posse que se dará no dia 1º...”, disse MARTA, se contendo para não chorar.



Pés-de-pato, bóia infantil e galochas. Esses são os itens do “kit enchente” que os entrevistadores do programa “Pânico na TV”, da REDE TV! levaram para o Aeroporto Internacional de GUARULHOS à espera da prefeita MARTA SUPLICY. A idéia era continuar a “reportagem” que mostrou a inauguração da primeira enchente do TÚNEL REBOUÇAS, em 28 de novembro. Terminada a rápida entrevista coletiva que MARTA concedeu aos jornalistas na área de desembarque do aeroporto, RODRIGO SCARPA, o repórter VESGO, e WELLINGTON MUNIS, o “SÍLVIO SANTOS”, interceptaram a prefeita em busca de explicações. “Gostaria de uma declaração sua sobre o TÚNEL REBOUÇAS, disse VESGO. Sem jeito, MARTA sorriu. A partir daí começou uma escolta patética. “Gostaria que você calçasse as galochas da enchente”, insistiu VESGO, numa alusão às “sandálias de humildade”, prêmio oferecido por eles para famosos arrogantes. “Dá licença, deixa de palhaço, cara”, retrucou uma segurança da prefeita. “Em frente, em frente”, orientou outro. Caminho errado, a prefeita MARTA SUPLICY e sua comitiva deram de cara com uma parede de vidro certos de que haviam alcançado a porta. VESGO e SÍLVIO SANTOS continuavam a marcação cerrada sobre a prefeita. “As galochas...”, teimou VESGO. E dá-lhe correria e cotoveladas na tentativa dos seguranças conduzirem a prefeita mais rapidamente para o carro oficial. Enquanto isso, um produtor do programa chamava os apresentadores para entregar mais um item do kit para a prefeita: uma bóia. “Uma bóia para você”, ofereceu o repórter para a segurança que o barrava. Correria até o carro. Porta aberta, prefeita segura. “Eu te amo, MARTA”, terminou VESGO.



Quando faltam 16 dias úteis para o final da gestão da prefeita MARTA SUPLICY, a Prefeitura de SÃO PAULO corre atrás de 56, 7 milhões de reais para pagar as contas de sua obras mais polêmica. Cerca de 26% do total da obra dos túneis REBOUÇAS e CIDADE JARDIM ainda não foram pagos pela administração municipal petista e podem acabar nas costas do prefeito eleito JOSÉ SERRA.



Uma vingança por causa de dívida é a principal hipótese com a qual a polícia trabalha para tentar esclarecer porque dois homens invadiram uma LAN HOUSE em OSASCO e deram cerca de 20 tiros, ferindo quatro jovens com idades entre 14 e 19 anos ontem à noite. Os dois bandidos fugiram. O alvo dos bandidos eram o técnico em informática JOSÉ MÁRIO GONÇALVES NUNES, de 32 anos e seu irmão, o comerciante REINO GONÇALVES NUNES de 36, proprietários do estabelecimento. A ação dos criminosos foi filmada. O comerciante JORGEEL PEREIRA DE SANTANA, de 33 anos, suspeito de ser o mandante do crime, foi ouvido pela polícia e negou qualquer envolvimento no episódio. Ele foi liberado em seguida.



O policial federal JACKSON RONY FERNANDEZ, de 45 anos, baleado na terça-feira, dia 7, ao tentar reagir a assalto em uma oficina mecânica no TATUAPÉ, morreu ontem à noite. Ele integrava a equipe de segurança do deputado LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS e acompanhou os trabalhos da CPI DA PIRATARIA. Para a polícia, trata-se de um crime comum, mas o deputado suspeita de vingança.



O sumiço de um dos dirigentes da MANGUEIRA leva a polícia a investigar a suspeita de traficantes tentarem influenciar até na escolha da madrinha da bateria da escola de samba do RIO. O presidente da bateria da MANGUEIRA, RÓBSON ROQUE, 43 anos, está desaparecido desde ontem à noite. Foi visto pela última vez por volta das 20 horas numa reunião de diretoria no barracão da escola, em SÃO CRISTÓVÃO. Por meio do disque-denúncia, a polícia recebeu informações de que ROQUE teria sido assassinado na madrugada e que o corpo estaria numa área de depósito de lixo, chamada PEDREIRA, dentro do morro do TELÉGRAFO, próximo ao viaduto de acesso ao complexo da MANGUEIRA, na zona norte. A polícia investiga ligação entre o suposto assassinato de ROQUE e a eleição, na sexta-feira passada (dia 3), da nova madrinha da bateria, AMANDA DE ALMEIDA MATTOS. A vencedora do concurso para madrinha da bateria não teria agradado a traficantes do morro da MANGUEIRA, que prefeririam uma outra candidata, que foi derrotada.



O filho de 15 anos de um TENENTE-CORONEL da PMESP foi preso ontem à noite com mais dois adolescentes suspeitos de terem roubado um carro na região do TATUAPÉ, na zona leste da Capital. Com um dos jovens foi encontrado um revólver calibre 38, do militar. Os três foram encaminhados para uma unidade da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM). O roubo aconteceu por volta das 23 horas na esquina da avenida VEREADOR ABEL FERREIRA e Rua GUANDU. Portando um revólver, os três jovens, de 15, 16 e 17 anos, teriam se aproximado do carro do tesoureiro ROBERTO JIMENEZ CALVO, de 42 anos, um ZAFIRA prata, e anunciado o assalto. Assustado, o tesoureiro entregou o carro ao trio, assim como sua carteira, dinheiro e documentos. Os jovens seguiram com o carro. Porém, a alguns metros colidiram na lateral de um PEUGEOT 206 dirigido pelo comerciante ALEXANDRE VIANNA LEE, de 32 anos. Uma pessoa que passava pelo local e viu a ação acionou alguns PMs que estavam por perto. Ao lado do ZAFIRA, a polícia encontrou os adolescentes de 16 e 15 anos. Em revista ao rapaz de 16 anos a polícia localizou o revólver calibre 38, do TENENTE-CORONEL. No interior do veículo estavam jogados no chão os documentos de CALVO. O motorista do PEUGEOT reconheceu os dois como sendo parte do trio que estava no ZAFIRA quando bateu em seu carro. O terceiro adolescente foi preso nas proximidades da região por outra patrulha da polícia. Mais tarde, a vítima do roubo esteve no local e reconheceu os três jovens como sendo os assaltantes que levaram o seu carro. CALVO declarou ainda que os adolescentes haviam roubado também dois mil e quinhentos reais. Os menores foram encaminhados à FEBEM. O TENENTE-CORONEL não foi encontrado pela reportagem para comentar o fato.



O Hospital OSWALDO CRUZ, de SÃO PAULO, um dos maiores credores da INTERCLÍNICAS, conseguiu hoje uma liminar, às 16 horas, que obriga a INTERCLÍNICAS a cumprir o contrato firmado entre o hospital e a operadora em fevereiro de 2004. Não se trata de suspender a transferência das 166 mil carteiras para o GRUPO SAÚDE ABC. Mas, sim, de obrigar a INTERCLÍNICAS a consultar o hospital antes de realizar qualquer transação com valor acima de 200 mil reais. Além disso, a empresa, de acordo com cláusula de contrato, é obrigada a depositar em juízo o valor recebido por qualquer transação acima de 200 mil reais. Assim, o hospital entraria com ação para recuperar o valor da dívida na conta.



MELHOROU o estado de saúde de REGINALDO FARIA. O ator, de 67 anos, está internado desde o dia 29 de novembro, quando se submeteu a angioplastia. O quadro clínico evolui progressivamente.



PRESO mais um diretor do INCRA, suspeito de grilar terras públicas. JOÃO EUSTÓRGIO DE MIRANDA estava foragido desde terça-feira, dia 7, quando a polícia deteve 18 pessoas envolvidas no caso.



DECLARADO constitucional o casamento entre homossexuais pela Suprema Corte canadense. A decisão permite que uniões sejam autorizadas em todo o país e abre caminho para que o Parlamento vote projeto de lei do governo sobre o tema. Em OTAWA, no CANADÁ.



CONDENADO a seis meses de prisão domiciliar o repórter americano JIM TARICANI, da TV WJAR. Ele se recusou a revelar quem lhe forneceu um vídeo do FBI mostrando numa reportagem sobre suborno. Pelo menos dez jornalistas enfrentam processos semelhantes naquele país. Em PROVIDENCE, nos ESTADOS UNIDOS.



Um homem de 25 anos abriu fogo hoje durante um concerto do grupo de heavy metal DAMAGEPLAN em um grupo noturno lotado em COLUMBUS, OHIO, matando quatro pessoas e ferindo duas antes de ser morto pela polícia. Um dos mortos é DARRELL DIMEBAG ABBOTT, guitarrista da banda, que segundo testemunhas, seria o principal alvo do atirador.



O juiz chileno JUAN CARLOS URRUTIA indiciou hoje o TENENTE-CORONEL da reserva do Exército MÁRIO MANRÍQUEZ BRAVO como responsável pelo assassinato do cantor e compositor VÍCTOR JARA, ocorrido no Estádio NACIONAL, em SANTIAGO, em 16 de setembro de 1973 – cinco dias após o golpe que levou o general AUGUSTO PINOCHET ao poder. O juiz ordenou a prisão do indiciado, chefe do campo de prisioneiros no qual foi transformado o estádio após o golpe. “Ele era o oficial de maior patente naquele momento e, portanto providenciou os meios com que se cometeu o homicídio de VÍCTOR JARA, ou no mínimo, o presenciou”, afirmou o juiz. É o primeiro indiciamento pelo crime. JARA, que integrava o Partido Comunista, e apoiava o presidente socialista SALVADOR ALLENDE, foi detido e levado para o estádio um dia após o golpe. Lá, foi “brutalmente golpeado e torturado e suas mãos sofreram golpes de coronhas de fuzis e ficaram reduzidas a uma só chaga”, assinalou URRUTIA. “Ele foi morto no próprio estádio com múltiplos disparos”. O estádio foi rebatizado como VÍCTOR JARA em 2003.



As equipes de resgate que trabalham em busca das centenas de desaparecidos vítimas das tempestades e tufões que castigaram as FILIPINAS encontraram hoje 20 pessoas que sobreviveram durante 10 dias soterradas sob os restos de um prédio. Elas resistiram graças à água da chuva que penetrava entre os destroços. A contagem oficial de mortos pelas chuvas, ventos fortes, enxurradas e deslizamentos subiu para 939. São mais de 700 feridos. O capitão SULTANA disse que uma mulher resgatada contou que o refúgio ruiu em 29 de novembro e que, de uma centena de pessoas que havia se abrigado lá dentro, apenas 20 sobreviveram, ficando presas. Sem comida, elas conseguiram se manter vivas durante dez dias graças à água da chuva, segundo contaram as próprias vítimas.



2 005 : - SEXTA-FEIRA

Preocupado com a Entrevista Coletiva do dia 16, procuro nesta manhã, relacionar o maior número possível de pessoas conhecidas ou que mantiveram contatos com o MMDC ao longo dos últimos anos, para poder divulgar ao máximo o que está para acontecer na OAB/SP, às 10 horas da próxima sexta-feira. Temos apenas uma semana para que sejam feitas as devidas comunicações. Passo e-mails para várias delas. Converso, via fone, com o desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, também envolvido no MOVIMENTO “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”.



Por volta das 12:30 horas, estou na Associação dos Oficiais da Reserva. Encontro ali, conversando com o CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES o nosso associado CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI. Ele ainda não tinha conhecimento da Entrevista Coletiva do dia 16. O CORONEL JAIRO, Presidente do Conselho Deliberativo, já foi avisado no dia 5 de dezembro, no jantar natalino, mas não se pronunciou junto aos conselheiros. O CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, um dos melhores historiadores da PMESP, encampa a nossa luta e promete fazer uma “MALA DIRETA” de divulgação. Almoço com: CARMELO, AMÉRICO, CRISTIANO e RAFAEL. Expusemos o que iremos fazer na semana que vem para divulgar o evento da OAB/SP.

Deixando a AORRPM, o AMÉRICO vai ver se poderá ser montado um computador mais possante no MMDS, ao preço de R$1.450,00. Enquanto isso, CARMELO conversa comigo sobre a possibilidade de, sob outros aspectos, corrigindo os erros do passado, desenvolver, sob sua direção, uma nova MEGAOPERAÇÃO contra Roubos de Cargas, em fins de dezembro e começo de janeiro. Não lhe dou a resposta hoje porque tenho verdadeira aversão por esse tipo de operação, fruto de muita malandragem nas vezes anteriores. Além do mais, minhas idéias estão todas voltadas para o que vai acontecer daqui a uma semana.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC com a falta da LUCIENE (está com seu filho adoentado), a LILIAN se desdobra. AMÉRICO ajuda-a na elaboração dos e-mails que temos de passar. GINO STRUFFALDI e seu filho ALDO conversam com o CORONEL PM MENDES, retornando de sua viagem ao RIO, onde foi homenageado na AMAN. Tenho de dar atenção para o Senhor SÉRGIO GOMES. Ele luta para colocar o nome de um seu parente, PAULINO JOSÉ GOMES, promovido a MAJOR por decreto de 18 de Maio de 1951, nos termos do Art 7º da LEI No. 211-1948 (LEI DE GUERRA), numa praça. PAULINO JOSÉ GOMES esteve envolvido na Revolução de 1932. Ele foi reformado em 16 de julho de 1926, no posto de CAPITÃO. O diploma de sua reforma foi assinado pelo então Presidente do Estado de SÃO PAULO, CARLOS DE CAMPOS. PAULINO JOSÉ GOMES nasceu em 22 de junho de 1887.

Após a retirada do Sr SÉRGIO GOMES, que trabalha na Secretaria da Habitação do Município, posso conversar com o MENDES, GINO e ALDO. Estudamos como iremos à ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, amanhã, para assistirmos a Solenidade de Formatura dos ASPIRANTES A OFICIAL de 2005, turma “NOVE DE JULHO”. O MENDES ainda permanece na Sociedade. Com o GINO e o ALDO vou embarcar no METRÔ.

Faleceu hoje, no RIO DE JANEIRO, o jornalista CLÁUDIO LACERDA, que trabalhou como repórter e colunista político na Sucursal do RIO de “O ESTADO DE SÃO PAULO” e do “JORNAL DA TARDE”, durante mais de duas décadas. Foi assessor do ex-governador CARLOS LACERDA, no PALÁCIO GUANABARA, tendo trabalhado também na Tribuna da Imprensa. Deixa diversos livros publicados pela NOVA FRONTEIRA: CARLOS LACERDA 10 ANOS DEPOIS; CARLOS LACERDA E OS ANOS SESSENTA; OPOSIÇÃO E UMA CRISE DE AGOSTO; ATENTADO DA RUA TONELERO. Aposentado do jornalismo, ultimamente estava voltado para a literatura. Participava das bienais do livro, tanto no RIO como em SÃO PAULO. Estava sempre na NOVA FRONTEIRA, onde aproveitava para autografar exemplares de seus livros, como também conversar com as pessoas a respeito do tempo que trabalhou com o ex-governador. CARLOS LACERDA era seu tio. O enterro será realizado amanhã, às 11 horas, no Cemitério de SÃO JOÃO BATISTA, na zona sul do RIO, no bairro de BOTAFOGO, onde o corpo está sendo velado.



Em seu ataque mais duro à oposição desde o início da crise política, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que seus adversários são golpistas. Durante rápida entrevista à saída de reunião de cúpula do MERCOSUL, onde ele comparou o modo de agir de seus opositores ao dos setores que, em abril de 2002, conseguiram derrubar temporariamente o CORONEL HUGO CHÁVEZ da presidência da VENEZUELA, em abril de 2002. Foi a primeira vez que afirmou publicamente que vê, na atitude dos adversários, um componente antidemocrático e desestabilizador.



Líderes oposicionistas classificaram o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA de “desequilibrado” e “emocionalmente abalado” ao reagirem de forma dura às declarações feitas por LULA, que chamou setores da oposição de “golpistas”. Se eles fossem golpista, LULA já teria sido afastado do cargo por causa das denúncias contra o seu governo.



O ajudante WELLINGTON LOURENÇO DA SILVA matou o segurança da empresa onde trabalhava para roubar o cofre do local, acreditando que ali estava o pagamento do 13º salário dos funcionários, um total de dois milhões de reais. Por ter reconhecido SILVA, o segurança IRINEU BASÍLIO DE ANDRADE, 46 anos, foi morto a tiros e abandonado em um matagal. Mesmo depois do assassinato, o ajudante continuou a trabalhar normalmente. Ontem, ele e um comparsa foram presos pelo crime. No cofre havia nove mil reais. Outro acusado está foragido. O crime aconteceu no dia 2 de dezembro, no escritório de administração da DER BRAUMEISTER, uma famosa cervejaria que possui restaurantes em vários shoppings da Capital. ANDRADE fazia o turno da noite na empresa, na rua GERALDO DE CAMPOS MOREIRA, BROOKLIN, zona sul. Passava da meia-noite quando SILVA apareceu dizendo que ia fazer manutenção em equipamentos do escritório. O vigia foi rendido por SILVA, introduzindo também MARIANO RIBEIRO PRADO E NEUTON ARAÚJO SOBRINHO. Os três haviam chegado ao escritório da cervejaria no carro de PRADO, um MONZA. SILVA ficou no térreo com o segurança. PRADO e SOBRINHO subiram ao andar superior, retiraram o cofre e o colocaram dentro do carro de PRADO. Os assaltantes entram no veículo junto com o vigia rendido. ANDRADE foi assassinado com um tiro nas costas e outro na cabeça. O corpo foi jogado em um terreno no JARDIM SÃO LUÍS. Em seguida, os bandidos abriram o cofre, fizeram a partilha e o jogaram junto ao corpo. PRADO foi preso ao buscar seu carro na oficina mecânica, onde fora deixado, porque ele quebrou no trajeto. Este, entregou seus comparsas. O ajudante SILVA foi preso quando trabalhava normalmente. SOBRINHO está foragido.



A primeira-dama MARISA LETÍCIA e seus filhos agora são cidadãos italianos. Podem até votar nas eleições daquele país. A situação é curiosa por se tratar da mulher e dos filhos do presidente da República. Serviu para o ex-primeiro-ministro da ITÁLIA, MASSIMO D´ALEMA pedir a mudança na legislação de seus pais. “A mulher de LULA tem direito a voto e a babá de meus filhos, que vive aqui há dez anos, não pode votar”, disse ele. O fato somente foi revelado nesta sexta-feira.



CROÁCIA, AUSTRÁLIA e JAPÃO serão os adversários do BRASIL no GRUPO F, na primeira fase da COPA DA ALEMANHA. O jogo de estréia será em 13 de junho, contra a CROÁCIA; em seguida, contra a AUSTRÁLIA, no dia 18, e contra o JAPÃO, comandado por ZICO, no dia 22. O sorteio foi realizado em LEIPZIG, hoje, em festa que reuniu esportistas e celebridades. A ARGENTINA caiu em grupo mais difícil. Estréia contra a COSTA DO MARFIM e depois pega SÉRVIA E MONTENEGRO e HOLANDA. Grandes craques do passado, como PELÉ e JOHANN CRUYFF. Foi à sede do Mundial retirar as bolinhas que definiram o destino das 32 seleções participantes. Os presidentes da FIFA, JOSEPH BLATTER, e do comitê organizador, FRANZ BECKENBAUER, foram os anfitriões do evento, que colocou o BRASIL em umas chaves competitiva.



Havia 18 cm de neve na pista do Aeroporto MIDWAY, de CHICAGO, quando um BOEING 737, da SOUTHWEST AIRLINES, aterrissou. O piloto acionou os freios, mas o avião não obedeceu: deslizou, saiu da pista e atingiu dois carros em uma rua, matando uma criança e ferindo dez pessoas. O porta-voz da SOUTHWEST disse que esse foi o primeiro acidente da história da empresa; a FRANCE PRESS informou que o trem de aterrissagem dianteiro teria se quebrado.



Pelo menos 20 manifestantes, e possivelmente muito mais, foram mortos a tiros, na terça-feira, por policiais paramilitares na Província de GUANGDONG (CANTÃO), suis da CHINA, quando uma disputa sobre o uso do solo se transformou num confronto violento. Moradores disseram que cerca de 50 mil pessoas estão desaparecidas desde a repressão.



APOSENTADOS os clássicos ônibus ingleses de dois andares, chamados ROUTEMASTER, que serviram ao sistema de transporte coletivo de LONDRES por cinqüenta anos. Eles serão substituídos por modelos mais modernos, também de dois andares.



INTERNADO com overdose o ator irlandês COLIN FARRELL, de 29 anos, no URUGUAI, onde estavam sendo rodadas cenas do filme MIAMI VOICE. Foram encontrados vestígios de cocaína, maconha e outras drogas no sangue de FARRELL – que interpreta no filme um policial antinarcóticos.



Nesta sexta-feira, estréia nos cinemas o filme “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA”, baseado no livro do escritor irlandês C.S.LEWIS (1898-1963). O filme conta à história de quatro irmãos que encontram um guarda-roupa mágico cujo fundo dá no reino de NÁRNIA. A primeira a chegar ao local é a pequena LÚCIA (GEORGIE HENLEY). Mas o quatro acaba embarcando na missão de salvar o reino, que vive gelado sob a maldição da FEITICEIRA BRANCA (TILDA SWINTON). Os irmãos são guiados na batalha do bem contra o mal pelo líder do povo, o leão ASLAN – incrivelmente feito por computação gráfica. Na versão dublada, quem emprestou sua voz ao animal foi o ator PAULO GOULART. “A CRÔNICA DE NÁRNIA” é uma mistura de conto de fadas e épico. Ao mesmo tempo em que é uma fábula, tem grandes batalhas. Qualquer semelhança com “SENHOR DOS ANÉIS” não é coincidência. LEWIS foi muito amigo de J.R.R. TOLKIEN, e a exemplo do que aconteceu com a trilogia do colega, seu livro também devem virar uma série de filmes.



ASSISTO nesta noite o DVD “REDENÇÃO”. Conta à história verídica de STAN WILLIAM´S, que cometeu uma série de desatinos e foi condenado à morte. Na cadeia, tornou-se um preso exemplar e passou a desempenhar um trabalho louvável, principalmente escrevendo livros para adolescentes, contando todo o seu drama e o fracasso de ser marginal. Em setembro de 2002, a 9a. Corte de Apelação rejeitou o último pedido. Permanece ainda no corredor da morte. JAMIE FOXX, que interpreta STAN WILLIAM´S ganhou o GLOBO DE OURO DE MELHOR ATOR, em 2005.



2 006 : - SÁBADO 6415271 315913121213 - 2183K1

Passo uma manhã envolvido com a leitura dos jornais: O ESTADO DE SÃO PAULO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, AGORA e JORNAL DA TARDE. Depois de separar as principais notícias, vou para o computador. Digitalizo tudo isso nas minhas memórias.

Na tarde, depois do almoço, procuro estudar uma das operações DALAVECCHIA, preparada por um major que é nosso conhecido há alguns anos. Isso faço até que me sinto com sono.

Telefono para o GINO. Ele havia deixado uma mensagem na caixa eletrônica. Sua preocupação diz respeito às nossas atividades na semana que entrará. Mas ainda é prematuro acertar detalhes. Precisamos que o CORONEL MENDES, que tem a condução, se defina.

Cumprimento, por telefone, o meu antigo motorista, SARGENTO NEGRETTI, que ontem completou 65 anos. Está reunido com a família, uma surpresa que lhe aprontou o filho. Relembramos muita coisa de nossas atividades na Corporação.



Agora é oficial: CAIO JÚNIOR foi anunciado, no início da tarde, como novo técnico do PALMEIRAS. O jovem treinador, de 41 anos, deixou o PARANÁ classificado para a TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA de 2007 para assumir um clube que vive conturbado momento político (as eleições presidenciais ocorrem em janeiro) e enorme jejum de conquistas – os alvi-verdes não comemoram um título de peso desde 1999, quando foram campeões continentais. CAIO é o nono técnico a assumir o PALMEIRAS em dois anos. Assinou contrato até o fim de 2007, trará a SÃO PAULO o seu auxiliar, JÚLIO CÉSAR, e deve receber salários de 60 mil reais –quatro vezes mais do que ganhava no PARANÁ. JAIR PICERNI, seu antecessor, estava no clube havia pouco menos de 40 dias. Aliás, a saída do treinador campeão da Série B com o time, em 2003, é a prova definitiva – caso alguém ainda tivesse dúvidas – de que tudo mudou no futebol do PALMEIRAS.



Após passarem a noite em MIAMI, os pilotos JOSEPH LEPORE, de 42 anos, e JAN PALADINO, de 34, aterrissaram às 15:05 horas (horário de BRASÍLIA) no aeroporto MACARTHUR, de LONG ISLAND, NOVA YORK, a bordo de um LEGACY 600 – o mesmo modelo que pilotavam quando se chocaram com o BOEING da GOL na contramão, no acidente que matou 154 pessoas. Foram recebidos como heróis, com balões, cartazes e tapete vermelho por parentes, políticos, advogados, empresários e representantes de associações. O clima festivo só foi quebrado por cinco segundos de silêncio pelas vítimas do vôo 1907, mas logo retomado.



Desde que saiu da cadeia, na última terça-feira, dia 5, a dona-de-casa DANIELE TOLEDO DO PRADO, de 21 anos, tem ocupado a maior parte do seu tempo na busca de uma explicação para a morte da filha VICTÓRIA. Ainda sem coragem de mexer nas coisas da criança, ela chora toda vez que relembra os últimos momentos de vida da menina no Hospital Municipal Infantil de TAUBATÉ. DANIELE diz estar convencida de que houve omissão dos médicos.

DANIELE conta que teve uma gravidez de alto risco e foi direto para a UTI quando a filha nasceu, com 32 semanas. Ela diz também que nos dias que se seguiram ao nascimento, a menina passou pela primeira internação por causa de infecção urinária e revela detalhes de sua peregrinação por hospitais para salvar a vida de VICTÓRIA.

O diretor do hospital infantil, CIRO JOSÉ BERTOLI, e a pediatra ÉRICA SKAMARAKAS, que DANIELE acusa de tê-la jogado em cima do corpo da filha, foram procurados, mas não quiseram falar sobre o caso.



Outra vítima do acidente envolvendo um ônibus e uma lotação na Avenida ARICANDUVA, zona leste, morreu ontem à noite. O metalúrgico MANUEL DOMINGOS DAS NEVES FILHO, de 42 anos, estava no ônibus que foi atingido por um lotação em alta velocidade. Ele havia sido levado ao Hospital das Clínicas pelo helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar. O acidente deixou 24 feridos e causou a morte do cobrador JESSE ALVES DA SILVA, de 23 anos, que estava no lotação (CIDADE TIRADENTES/METRÔ PENHA). O veículo bateu na traseira do ônibus JARDIM NOVA VITÓRIA/METRÔ CARRÃO, que havia parado no ponto, próximo ao número 5.580 da avenida.



O analista de sistema ADRIANO LEVANDOSKI DE MIRANDA ganhou um presente especial hoje, dia em que comemorava 27 anos: o status de herói. Por volta das 9:30 horas, ele passava pela PONTE JOÃO DIAS, rumo a uma casa de shows da região, onde daria plantão, quando viu uma mulher e uma criança despencando no RIO PINHEIROS. Em questão de segundos, decidiu o que faria: parou um motoqueiro e pediu que o levasse mais próximo à margem do rio, para tentar salvar as duas vidas em perigo. O dono da moto se recusou, pois teria que trafegar na contramão. Mas assim que o rapaz foi até a grade de proteção da ponte para matar a curiosidade, ele aproveitou que a chave estava no contato, montou na moto e partiu na contramão pelo viaduto que passa por debaixo da ponte. Conseguiu tirar do rio o menino, enquanto outra pessoa cuidava de salvar a mãe. “Fui ajudado por um rapaz que pegou a criança, enquanto eu subia o barranco da margem. Percebi que ele estava bem quando vomitou a água que ingeriu”, contou o involuntário anjo-da-guarda. As duas pessoas no rio eram a auxiliar administrativa JANAÍNA BARBOSA DE SOUZA, de 26 anos, e o filho, RAFAEL SOUZA BARBOSA, de 3 anos e quatro meses. “Não posso dizer que ela pulou da ponte. Só vi os dois caindo”, disse ADRIANO. Ele acha, porém, que, pela altura da grade, era impossível a mulher cair sem ser intencionalmente. Também não havia ninguém por perto que pudesse ser suspeito de ter jogado mãe e filho no rio. O caso acabou sendo registrado no 11 º DP como tentativa de suicídio e de homicídio, o que pode resultar em condenação da mãe a uma pena de até oito anos.



Faleceu o TENENTE-CORONEL PM Ref FRANCISCO NAVARRO BAPTISTA. Ex-comandante da extinta GUARDA CIVIL DE SÃO PAULO. O “Chefe” NAVARRO como era conhecido, exerceu várias funções de Comando, foi Superintendente da Chefia do Policiamento da Capital e exerceu as funções de Professor e Instrutor de Educação Física da Academia de Polícia Civil. Em 29 de junho de 1966 foi nomeado Comandante Geral da GUARDA CIVIL, permanecendo até 24 de agosto de 1967. Em 1970, com a unificação das duas corporações, incorporou-se ao efetivo da Polícia Militar no posto de TENENTE-CORONEL PM. Já na reserva, foi diretor de esportes da ADPM e Vice-Presidente da AORRPM. Nasceu em 27 de julho de 1922.



A polícia alemã encontrou traços de radiação em dois locais em HAMBURGO – ambos os quais têm ligação com DMITRY KOVTUN – um contato do ex-espião russo ALEXANDER LITVINENKO, envenenado com polônio radioativo. Radiação alfa foi encontrada no apartamento da ex-mulher de KOVTUN, empresário que se reuniu com LITVINENKO em 1º de novembro – dia do envenenamento do ex-espião. KOVTUN foi contaminado com polônio 210 e está internado em estado grave. O polônio 210 causou a morte de LITVINENKO no dia 23 de novembro. A radiação também foi detectada na casa da ex-sogra de KOVTUN.



MARTIN NODELL, criador do super-herói LANTERNA VERDE (possuidor de um anel com o qual combatia o crime), morreu neste sábado, aos 91 anos, na cidade de MUSKEGO, EUA. Na década de 1940, NODELL se baseou em um operador de trens do metrô de NOVA YORK para criar seu famoso personagem: jovem engenheiro que depois de sobreviver a um acidente de trem descobre nos escombros uma lanterna feita com meteoro verde e fez um anel a partir dela. LANTERNA VERDE apareceu pela primeira vez em uma revista em julho de 1940. Depois, em 1947, transformou-se em série, assinada por NODELL sob o pseudônimo de MART DELLON.



2 007 : - DOMINGO

Num domingo tranqüilo posso, aos poucos, colocar em dia minhas memórias no computador. Hoje falece dona MARIA, antiga moradora da Avenida Benvindo Tolentino Neto, mãe de dona VANDA. Era avó do DI, um garoto que vimos crescer, juntamente com vários deles neste local onde moramos há vários anos. Mas a avó MARIA teve grandes dissabores com o neto, viciado em drogas. Com problemas com a polícia, desapareceu da avenida. Dona MARIA morre por volta do meio-dia.

Recebo e-mails da Professora MÍRIAN PADUAN (agradecendo a nossa participação no 20º aniversário da EMEI “9 DE JULHO”), DJALMA PEREIRA, CORONEL PM Ref KLÉBER DANÚBIO, RENATA RIBEIRO DA LUZ, ALDO STRUFFALDI, RICARDO GERDIEL e PEDRO PAULO PENNA TRINDADE (que me manda um link onde posso entrar em 600 músicas italianas); esse último e-mail passo para o GINO STRUFFALDI, que se maravilha com as músicas, já que ele é de origem italiana. Um dos e-mails mais bonitos que recebo hoje é “PREPARANDO O NATAL”.



A regional SÃO PAULO da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL vai pedir amanhã para a Polícia Federal investigar o vazamento de questões do Exame da Ordem que seria aplicado hoje no Estado de São Paulo para 24.827 candidatos. A prova foi suspensa ontem à noite, 12 horas antes de ser realizada. Uma nova data será marcada, no começo de 2008, tanto para a primeira quanto para a segunda fase, que estava prevista para 20 de janeiro e também foi cancelada.

No começo da noite, o procurador-geral de Justiça de SÃO PAULO, RODRIGO CÉSAR REBELLO PINHO, emitiu uma nota em que afirma que a procuradoria foi informada do vazamento das questões na tarde do sábado e que as encaminhou à OAB/SP.

O presidente da OAB/SP, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, disse hoje, em entrevista coletiva na sede da instituição, no Centro, que reuniria os documentos necessários para que a PF instaure o inquérito. “Entregarei o material com os nomes, as indicações, tudo para o superintendente da Polícia Federal em SÃO PAULO (JABER MAKUL HANNA SAADI), objetivando a instauração de inquérito para apurar a origem deste vazamento”, avisa.



Os empregados da mansão do empresário RICARDO MANSUR, no MORUMBI, se tornaram o foco da investigação policial sobre a invasão que resultou no assassinato do copeiro do casarão, ELSON DIAS DA SILVA, de 46 anos, na madrugada de ontem. De acordo com a polícia, a mansão tem seis empregados. Vizinhos disseram à polícia que ouviram uma discussão na noite do crime. Essa informação levou os policiais a acreditarem que o copeiro conhecia pelo menos um dos invasores.



O piloto paranaense RAFAEL SPERAFICO, 26 anos, morreu hoje à tarde no autódromo de INTERLAGOS. Na sexta volta da última etapa da categoria STOCK CAR LIGHT, o carro da equipe FULL TIME COMPETIÇÕES levou um toque na traseira, derrapou na SUBIDA DO CAFÉ, bateu na proteção de pneus e voltou à pista. O carro ficou atravessado no asfalto, num ângulo de 90 graus em relação aos carros que vinham. O paulista RENATO RUSSO não conseguiu frear a tempo e seu carro colidiu frontalmente na porta esquerda do carro de SPERAFICO.

A SUBIDA DO CAFÉ é um ponto perigoso de INTERLAGOS. É o mesmo lugar onde os pilotos de Fórmula 1 FERNANDO ALONSO, em 2003, e NICO ROSBERG, em 2005, sofreram fortes acidentes. A equipe médica, comandada por DINO ALTMANN, ainda fez tentativas de reanimar SPERAFICO, que faleceu dentro do carro.

RUSSO teve traumatismo encefálico, com perda de memória recente, e foi transferido ao Hospital SÃO LUIZ, no MORUMBI, onde permanece internado, sem correr risco de morte. Foi encontrado sangue em seu abdômen, provável conseqüência de uma hemorragia interna.



Um terremoto de 4,9 graus na escala RICHTER matou uma criança de 5 anos e feriu outras seis pessoas na madrugada de hoje em ITACARAMBI (MG), a 663 quilômetros de BELO HORIZONTE. A garotinha JESSIANE OLIVEIRA SILVA morreu soterrada pelos escombros da casa em que morava. Ela foi a primeira vítima fatal de um abalo sísmico no País, segundo técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

O fenômeno destruiu seis casas e deixou cerca de 280 pessoas desabrigadas. Esse foi o 14º tremor dessa magnitude a ocorrer no País. O terremoto foi sentido à 0h05min de hoje e teve o epicentro em CARAÍBAS, comunidade rural do município de ITACARAMBI, situado à margem do RIO SÃO FRANCISCO, no norte de MINAS GERAIS.

O abalo só não teve conseqüências mais graves porque uma festa na localidade de VARGEM GRANDE atraiu a maioria dos moradores da cidade. Os que estavam no forró escaparam do desabamento. A região vinha sofrendo uma série de abalos desde maio, quando houve um tremor de 3,5 graus RICHTER.



Após uma convocação feita às pressas na madrugada de sábado – que pegou de surpresa a oposição – e uma sessão corrida na cidade de ORURO com a votação de 411 artigos em pouco mais de 13 horas, a Assembléia Constituinte da BOLÍVIA aprovou hoje o novo e polêmico texto constitucional do país. A Carta, que ainda precisa passar por uma revisão e deve ser submetida a referendo no próximo ano, foi imediatamente rejeitada pela oposição, liderada pelo PODEMOS, que não participou da votação, e dos governadores dos quatro departamentos (estados) da região mais rica do país.



Revelado que o geneticista americano JAMES WATSON herdou 16% de seus genes de africanos. O índice é bem maior do que a média dos descendentes europeus, como é o caso dele. WATSON, prêmio NOBEL DE MEDICINA, causou barulho em outubro último, ao afirmar que os brancos são mais inteligentes que os negros. Na INGLATERRA.



2 008 : - TERÇA-FEIRA

As feridas causadas pela loção que a LUCINDA mandou passar no corpo, por causa de dores, não são bonitas. Mas ainda não procurou um dermatologista. Diz que fará isso hoje, após o JOÃO GOMES consertar o carro. Um calor insuportável deixa a manhã desagradável. Faço a viagem para SÃO PAULO num ônibus que demora mais de uma hora para chegar na ARMÊNIA.

Noto no saguão da estação SÉ do Metrô módulos da ESTAÇÃO ALFA, uma organização dedicada às experiências da Paz através da meditação e da yoga. Já vi esses módulos na estação das CLÍNICAS, recentemente. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Apenas encontro um convite para o dia 11, alusivo ao 52º aniversário do 11º BPMM, uma das unidades pertencentes ao CPA/M-1, responsável por parte da área centro da cidade. Atualmente esse batalhão é comandado pelo TENENTE-CORONEL PM SIDNEY CÂMERA ALVES.

Almoço com MÁRIO MARGARIDO. Ele diz que talvez não dê para executar a operação contra roubo de cargas (interestadual) por falta de dinheiro. RONALDO, que está fazendo estágio na PMBA, solicita verba e o MMDS está em dificuldades. Ao longo da semana isso será discutido. Passo pela AORRPM, onde está acontecendo o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”. Eu sou um deles, mas não dá para permanecer na Casa, pois tenho pessoas me esperando no MMDC.

Faleceu o CORONEL PM Ref JOSÉ LOPES CASTILHO. Oriundo da Guarda Civil de São Paulo, teve sua vida marcada por extraordinário serviço, prestado às classes a que pertenceu, tanto a sua corporação de origem, quanto à PMESP através dos comandos que exerceu durante o serviço ativo em ambas corporações. Foi Presidente do Centro Social dos Inspetores da GUARDA CIVIL, ocasião em que adquiriu a área do sítio de SÃO ROQUE e o prédio da Rua GABRIEL MONTEIRO DOS SANTOS, onde instalou a sede social da Entidade. Foi Presidente da Associação Esportiva da Guarda Civil, hoje ADPM, no período de 1965 a 1970, quando, insatisfeito com o andamento lento das obras, organizou uma campanha de vendas de produtos diversos, por três anos consecutivos, o que ensejou aos guardas a compra de utensílios domésticos e outros, tais como geladeira, televisão, rádio, brinquedo, etc. a preços menores dos praticados no mercado e com pagamento a longo prazo. Com isso possibilitou um avanço, considerável, nas construções sem recorrer a qualquer outro expediente na busca de recursos.

Foi presidente do Conselho Deliberativo do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. Presidiu a Associação dos Oficiais da Reserva no período de 25 de janeiro de 1987 a 25 de janeiro de 1989, se havendo com brilhantismo.

Pelo seu caráter, sua competência e firmeza nas suas decisões, o CORONEL PM CASTILHO manteve-se acima das intrigas e deslealdades de alguns que até o fizeram sofrer. Por ter sido inspetor da Guarda Civil, Corporação que amava, concordou com a unificação e cumpriu com amor e carinho as missões a ele confiadas nos comandos das várias unidades que serviu. O CORONEL PM Ref CASTILHO nasceu no dia 10 de fevereiro de 1922. Era viúvo da senhora VIOLETE MURTA LOPES e casado em segundas núpcias com a senhora IVONE DO NASCIMENTO PEREIRA. Do primeiro casamento deixa os filhos ANDRÉ e MARIA APARECIDA LOPES CASTILHO, a cunhada NILCE e os netos, JÚLIO e CAMILA.

Também faleceu o CORONEL PM Ref CÁSSIO HENRIQUE DE OLIVEIRA, no Hospital da Cruz Azul. Era casado com a senhora ILSE JÚLIA HEISE HENRIQUE DE OLIVEIRA e residia em PERUÍBE (SP). O CORONEL CÁSSIO nasceu no dia 7 de setembro de 1932.

Entra em contato comigo o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Ele tem conversado com autoridades sobre o prédio “DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO”, que foi construído com dinheiro arrecadado durante o Movimento Constitucionalista de 1932. Há um interesse do VIVA O CENTRO e também de faculdades vizinhas ao prédio. Diz ele que a Câmara Municipal de JACAREÍ deixou no Colégio SANTO IVO um DVD sobre a Revolução. Intitula-se “BRAVOS PAULISTAS” esse trabalho feito pela TV CÂMARA daquela cidade. Também entrou em contato com o Professor JOSÉ CARLOS a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Uma equipe quer vir até SÃO PAULO no mês de janeiro. Irão manter uma ligação conosco.



Já em casa, depois de conversar com LUCINDA sobre o seu estado de saúde e tomar conhecimento que ela não foi ainda ao médico, vou trabalhar no computador. Recebo várias mensagens de meus amigos virtuais. Uma delas é a seguinte:

Pobre país, com Renans e mensaleiros no legislativo, com Lulla e quadrilha de sindicalistas no executivo e o judiciario com uma constelação de predadores e rapinosos de todos os tipos...Quem poderá nos defender???? Só nos resta chamar o CHAPOLIM COLORADO....



09/12/2008 - 14h40

PF prende presidente do TJ do Espírito Santo e mais sete.

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira o presidente do TJ (Tribunal de Justiça) do Espírito Santo, desembargador Frederico Pimentel, por suspeita de participação num suposto esquema de venda e manipulação de sentenças em troca de favores e vantagens pessoais.

Foram presas mais sete pessoas: dois desembargadores, um juiz, dois advogados, a diretora de Distribuição do TJ-ES e um procurador. Esse último foi preso em flagrante durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão por porte de arma de uso restrito.

Todos eles foram presos pela PF durante a Operação Naufrágio, que tenta cumprir 24 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo. Os presos serão transferidos para Brasília, entre eles o desembargador Elpídio José Duque. Os nomes dos demais presos não foram divulgados porque o caso tramita em segredo de Justiça.

De acordo com a PGR (Procuradoria Geral da República), as prisões são resultado das investigações feitas no inquérito aberto pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) que apura o suposto envolvimento de desembargadores, juízes, advogados e servidores públicos em crimes contra a administração pública e a administração da Justiça no Espírito Santo.

O delito consistia no patrocínio e intermediação de interesses particulares perante o TJ-ES para obtenção de decisões favoráveis e outras facilidades que pudessem ser conseguidas por meio da interferência dos agentes públicos em troca de favores e vantagens pessoais.

Durante as investigações, surgiram ainda evidências de nepotismo no Tribunal de Justiça capixaba. A PGR informou ainda que diálogos autorizados pelo STJ sugeriram uma possível manipulação do concurso público para o cargo de juiz do TJ-ES com o objetivo de facilitar a admissão de familiares de desembargadores daquele Tribunal.

A assessoria do TJ do Espírito Santo informou à Folha Online que vai se pronunciar mais tarde sobre as prisões.

Titanic

As investigações tiveram início com a Operação Titanic, deflagrada no dia 7 de abril, que desarticulou um esquema instalado no cais do porto em Vila Velha, especializado na importação subfaturada de veículos de luxo.

Na Operação Titanic, foram presas 22 pessoas, sendo 13 no Espírito Santo, três em São Paulo e seis em Rondônia, acusadas de integrar uma quadrilha que sonegou R$ 7 milhões em importações de carros, motos e mercadorias de luxo.

O esquema envolvia Ivo Junior Cassol, filho do governador de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), acusado de tráfico de influência. Os dois líderes do esquema --Adriano Mariano Scopel e Pedro Scopel, pai e filho-- foram detidos no Espírito Santo.

O que parecia improvável, aconteceu! CORINTHIANS e RONALDO fecharam hoje a maior contratação do futebol brasileiro de todos os tempos. O FENÔMENO será apresentado na sexta-feira, dia 12 de dezembro, como reforço do TIMÃO para a temporada 2009, que marca a volta do clube à Primeira Divisão do BRASILEIRÃO. E, antes mesmo de pisar no PARQUE SÃO JORGE, onde jogará até o final do ano que vem, o principal artilheiro das Copas do Mundo já mandou recado para a FIEL. “Avisa que está chegando mais um louco para aquele bando de loucos”, disse hoje, em entrevista ao JORNAL NACIONAL.

Loucura? Os dirigentes corintianos garantem que não. Para viabilizar a volta do atacante ao BRASIL foi preciso elaborar estratégia inédita entre os clubes brasileiros, baseada em muita engenharia financeira e de marketing. O TIMÃO contou com o apoio da NIKE. A empresa americana, além de ser a fornecedora de material do time, detém contrato vitalício de garoto-propaganda com o jogador. “Não devemos pensar no quanto isso vai custar, mas sim em quanto o CORINTHIANS vai ganhar com a presença do RONALDO”, afirmou o presidente ANDRÉS SANCHEZ.

E já está decidido que RONALDO terá tratamento diferenciado, tanto dentro quanto fora do campo. A começar pela forma de pagamento. O atacante receberá salário fixo dentro do limite estabelecido pelo clube. O grande diferencial está na maneira como virá o complemento. RONALDO será uma verdadeira ferramenta para atrair patrocinadores. E a cada novo contrato que conseguir viabilizar, receberá percentual. Assim, é impossível calcular o rendimento total. Só se sabe que será alto. Dentro do campo, seu treinamento será personalizado. Tudo por causa das quatro cirurgias que sofreu nos joelhos ao longo da carreira.

RONALDO é a principal peça em uma estratégia ambiciosa para o centenário alvi-negro. Com ele, o TIMÃO pretende vencer a próxima COPA DO BRASIL e, assim, chegar à LIBERTADORES em 2010. Portanto, se obtiver sucesso, o FENÔMENO pode esticar seu vínculo por mais uma temporada só para disputar a competição continental.

O anúncio da contratação de RONALDO fez com que as lojas oficiais do CORINTHIANS faturassem mais de 21 mil reais em apenas sete horas de venda da camisa do jogador, que levava o número 9 e o nome RONALDO nas costas. O FENÔMENO rendeu 50 reais por minuto às lojas PODEROSO TIMÃO do PARQUE SÃO JORGE e do SHOPPING METRÔ ITAQUERA.

“Nunca houve uma procura tão grande como essa. Nem a do TEVEZ vendeu tanto”, comentou o gerente da loja do clube, SÍLVIO TIEPPO.



O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), RUBENS APPROBATTO MACHADO, determinou hoje que seis pessoas sejam ouvidas pelo tribunal no inquérito do polêmico “caso do envelope”. De acordo com a determinação de APPROBATTO, serão convocadas as duas secretárias que se tornaram pivôs do caso: LILIAN CARDOSO, da Federação Paulista, e MARIA ESTELA, funcionária do SÃO PAULO.

Também serão ouvidas outras quatro pessoas: MARCO POLO DEL NERO, presidente da Federação Paulista e autor da denúncia; REINALDO CARNEIRO BASTOS, vice da entidade; o árbitro WÁGNER TARDELLI e SÉRGIO CORRÊA DA SILVA, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem. Segundo o site “Justiça Desportiva”, o inquérito será conduzido pelo relator VIRGÍLIO VAL e os depoimentos serão colhidos em SÃO PAULO. RUBENS APPROBATTO determinou ainda que toda a documentação sobre o caso seja apresentada pela Federação Paulista e pelo SÃO PAULO. O presidente são-paulino JUVENAL JUVÊNCIO também pode ter de dar sua versão. No despacho que determinou a abertura do inquérito, o presidente do STJD lembrou que, em caso de culpa, as penas serão pesadas. Se ficar provado que o TRICOLOR paulista tentou tirar vantagem da arbitragem, pode pegar suspensão de dois a quatro anos e até ser eliminado dos quadros da CBF. Porém, se o inquérito determinar que houve falsa denúncia, pode sobrar para a Federação Paulista, de MARCO POLO DEL NERO: suspensão de 60 a 180dias e multa de um mil a dez mil reais.

Irritado com o caso, o técnico MURICY deu sinais hoje de que pode apoiar a decisão da diretoria e disputar o PAULISTÃO com um time reserva. “A prioridade é a LIBERTADORES”.



A Polícia Federal prendeu hoje oito pessoas acusadas de integrar quadrilha do ESPÍRITO SANTO, especializada em vender sentenças judiciais. Entre os presos, está o presidente do Tribunal de Justiça, FREDERICO GUILHERME PIMENTEL, principal autoridade do Judiciário capixaba. Também foram para a cadeia outros dois desembargadores, um juiz, dois advogados, um membro do Ministério Público e a diretora encarregada da distribuição dos processos no Tribunal de Justiça.



O PIB brasileiro subiu 6,8% no terceiro trimestre em relação a igual período de 2007. O desempenho, o melhor em quatro anos, superou todas as expectativas, empurrado pelo consumo das famílias e pelos investimentos públicos e privados. Lideraram os setores de construção (11,7%), extração mineral (7,8%) e indústria da transformação (5,9%). O resultado, na opinião de economistas, ajudará o País a enfrentar um período ainda indefinido de forte declínio, mas não deverá ser suficiente para evitar a recessão. Para o quatro trimestre, a previsão é de crescimento próximo de zero, embora GUIDO MANTEGA (FAZENDA) espere cerca de 3%. Segundo o ministro, o País voltará a crescer a taxas “expressivas” em 2010. Em 2009, a meta do governo é de 4%.



Faleceu o engenheiro OSMAR AUGUSTO PENTEADO DE SOUZA E SILVA, aos 80 anos. Engenheiro civil do MACKENZIE, deixa ao longo da vida marca pautada pelo trabalho e ética, nas relações profissionais e pessoais. Foi um engenheiro “irretocável e renomado” pelas obras executadas e premiadas em Bienais de Arquitetos tais como PAULO MENDES DA ROCHA, CARLOS LEMOS, EDUARDO LONGO (CASA DA BOLA), JOÃO WÁLTER TOSCANO, entre outros. Esteve sempre focado no concreto aparente e no estudo profundo da Engenharia de Materiais, para execuções complexas e belas.



A reitoria da Universidade Estadual de LONDRINA (UEL) comunicou hoje ao Conselho Universitário a suspensão da colação de grau de 14 formandos de Medicina. Eles são acusados de ter entrado alcoolizados no Pronto-Socorro do Hospital UNIVERSITÁRIO, provocado baderna e ofendido pacientes. O caso ocorreu em 20 de novembro. Imagens do circuito de segurança do local mostram um grupo de alunos saindo de um bar em direção ao hospital. Em seguida, eles aparecem no corredor da instituição. Até agora, 14 foram identificados. O reitor da universidade, WILMAR MARÇAL, também determinou abertura de um processo administrativo disciplinar para aprofundar a investigação dos fatos e apresentar possíveis sanções, que podem ser desde uma advertência até a expulsão, o que os impediria de receber o diploma. As conclusões devem ser apresentadas em 90 dias.



Uma mulher morreu e seu filho de 9 anos teve diversas fraturas no rosto após a ambulância em que estavam capotar. Eles eram levados de BAURU para ATIBAIA, quando o veículo se acidentou na Rodovia Comandante JOÃO RIBEIRO DE BARROS, na altura de PEDERNEIRAS, a 340 km da capital, na tarde de ontem.



Um sargento reformado da PM pode estar ligado aos 13 assassinatos ocorridos no PARQUE DOS PATURIS, ponto de encontro de homossexuais em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO, entre julho de 2007 e agosto de 2008. Embora não confirme oficialmente o nome do suspeito, a polícia investiga se o PM JAIRO FRANCISCO FRANCO participou dos crimes atribuídos ao “maníaco do arco-iris”.



O juiz MURILO MENDES, de SINOP (MT), absolveu os pilotos americanos JOSEPH LEPORE e JAN PAUL PALADINO da acusação de negligência em acidente aéreo que matou 154 pessoas em 2006. Os pilotos conduziam o jato LEGACY que bateu em BOEING da GOL e ainda vão responder a três acusações. Dois dos quatro controladores acusados foram absolvidos.



O governador democrata de ILLINOIS, ROD BLAGOJEVICH, foi preso sob acusação de cobrar propina em troca da vaga de senador deixada pelo presidente eleito dos EUA, BARACK OBAMA. “Eu quero é ganhar dinheiro”, disse BLAGOJEVICH em telefonema grampeado. Segundo os promotores, um dos candidatos chegou a oferecer 500 mil dólares pelo cargo. OBAMA expressou “tristeza” pelo ocorrido.



A polícia indiana identificou hoje os nove militantes islâmicos que, entre 26 e 29 de novembro, aterrorizaram MUMBAÍ e acabaram mortos pelas forças de segurança. Com a divulgação de fotos e dos locais de origem dos acusados, NOVA DÉLHI confirmaria a tese de que todos os agressores seriam paquistaneses e aumenta a pressão para que o governo do PAQUISTÃO feche o cerco aos responsáveis pelos atentados.



O presidente americano, GEORGE W. BUSH, uniu-se hoje ao grupo de líderes internacionais que pedem a renúncia do presidente do ZIMBÁBUE, ROBERT MUGABE. “Em todo o continente, vozes africanas emergem com bravura para dizer que já é hora de ele partir”, disse BUSH. Mas a UNIÃO AFRICANA defende a negociação. “Só o diálogo entre as partes pode, com o apoio da UNIÃO AFRICANA e de outros atores regionais, restaurar a paz no ZIMBÁBUE”, disse o porta-voz da UA, SALVA RWEYEMAMU.



2 009 : - QUARTA-FEIRA

Depois do caos que tomou conta da cidade de São Paulo, retornamos à rotina e também às atribulações desses últimos dias do ano. Na Sociedade, com a data da reinauguração marcada para dia 17, teremos de resolver uma série de problemas com o cerimonial do Tribunal de Justiça e com a própria Assistência Militar. O hasteamento das bandeiras (Nacional, do Estado e do Município) está dentro desses assuntos que precisam ser revolvidos. A entronização do Santo Expedito, o som, o púlpito, o mestre de cerimônias da solenidade, as inaugurações de uma placa e de um quadro, enfim são minúcias que precisamos esclarecer.

Dentro desse propósito vou para o MMDC nessa manhã. O trânsito na VIA DUTRA não deve estar bom, pois o motorista do lotação procura “fugir” da DUTRA de todo o jeito. Nem bem chego na Sociedade e preciso resolver problemas apresentados pelo VICTÓRIO, que já telefonara antes mesmo de minha chegada.

Com o CORONEL MENDES marcamos o horário das 8 horas de amanhã, na ARMÊNIA, para irmos para CAMPINAS, onde haverá entrega de medalhas num quartel do Exército. Esse evento foi programado pelo núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA. Conversamos também sobre os eventos marcados para dia 11: DIA DO MARINHEIRO (10 horas no 8º DISTRITO NAVAL) e Entrega das Espadas para os novos aspirantes à noite.

Por telefone, acerto com o TENENTE-CORONEL PM BORTOLETTO uma reunião com o cerimonial do Tribunal de Justiça para amanhã às 16 horas. Acredito que o evento em CAMPINAS esteja resolvido na parte da manhã e estejamos de retorno à tarde.

Já estou saindo da Sociedade quando recebo a visita de um presidente de uma ONG de SANTANA – CENTRO ESTADUAL DE APOIO PROFISSIONAL AO ADOLESCENTE” que deseja informações acerca do MAJOR AUDORAMO ANTUNES MOREIRA, da antiga FORÇA PÚBLICA, que foi o fundador da ONG. Faleceu em 1988. Em 15 de novembro de 1977 essa ONG tinha o nome de “CÍRCULO DE AMIGOS DO MENOR PATRULHEIRO DE SANTANA”. Indico a Caixa Beneficente da PMESP para que ele possa obter as informações desejadas acerca desse major.



Cerca de 40 horas após o temporal que fez SÃO PAULO parar, bairros da zona leste e municípios da GRANDE SÃO PAULO estavam alagados. No JARDIM PANTANAL, extremo leste da capital, o Corpo de Bombeiros usou botes para resgatar moradores que ficaram ilhados durante todo o dia de hoje. E os prejuízos provocados pela forte chuva que inundou a GRANDE SÃO PAULO começam a ser contabilizados. A Companhia Melhoramentos Papéis Ltda, em CAIEIRAS, estava hoje alagada. A água, que chegou a dois

metros, deixou a área de produção submersa.

O corpo de um homem que caiu em um córrego que atravessa o município de ITAPEVI foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros de BARUERI, por volta das 14 horas. Com isso, sobe para oito o número de vítimas fatais da chuva de ontem.



Ao pegar uma carona com um casal em SÃO PAULO, onde vivia na rua, para tentar localizar a família em CURITIBA, no PARANÁ, ELISABETE CRISTINA DA SILVA, de 32 anos, teve a filha de três meses seqüestrada na cidade paranaense de CAMPINA GRANDE DO SUL.

A mulher foi abandonada num posto de gasolina da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, e o casal fugiu com o bebê. A Polícia Militar encontrou a menina numa casa de EMBU. LUANA BEZERRA, de 21 anos, filha da seqüestradora, foi presa por subtração de incapaz. A polícia ainda procura pela mãe dela, ANGELINA BEZERRA, de 50 anos.



A contraprova do exame de DNA que a defesa do casal ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ pediu à Justiça complicou ainda mais a situação do pai e da madrasta da menina ISABELLA NARDONI. O resultado do exame foi liberado hoje pelo INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA às partes envolvidas, mas ainda não está anexado ao processo.



Uma quadrilha roubou cerca de quinze mil reais de um banco na Avenida SÃO MIGUEL, no bairro PONTE RASA, zona leste da capital, ontem à tarde. Três criminosos armados invadiram uma agência do UNIBANCO, enquanto dois comparsas aguardavam por elas num CELTA prata estacionado do lado de fora. O bando fugiu levando também o revólver e o colete à prova de balas de um segurança do banco. Os criminosos foram presos cerca de meia hora depois, mas a Polícia Militar recuperou apenas pouco mais de um terço da quantia roubada.



Ao ser surpreendido por policiais militares, um foragido da Justiça ofereceu um veículo roubado como suborno para não recapturado, ontem, em ITAQUERA, na zona leste. Mas a oferta resultou numa prisão em flagrante, por tentativa de corrupção ativa, para o foragido, que também foi reconhecido pela vítima do roubo.

PMs da ROTA foram verificar uma denúncia sobre um suposto foragido da Justiça, num apartamento no bairro. O servente MICHAEL DE MELO, de 21 anos, ao perceber que seria descoberto pelos PMs, ofereceu aos policiais um VW GOL. Os PMs descobriram que o carro era roubado e prendeu o homem.



O ex-deputado estadual e apresentador de rádio e TV LUIZ CARLOS ALBORGHETTI, de 64 anos, conhecido como CADEIA, morreu hoje à tarde, vítima de câncer. Eleito em 1984 para a Assembléia, ALBORGHETTI ficou conhecido ao apresentar o programa policial CADEIA, pela REDE CNT, no qual gritava xingava, criava polêmica e aparecia sempre com um porrete de madeira, que batia contra a mesa para mostrar irritação.



Pelo segundo dia seguido, a Polícia Militar do DISTRITO FEDERAL entrou em confronto com estudantes contrários à permanência do governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA no cargo. Hoje, no final da manhã, a cavalaria enfrentou 2,5 mil pessoas que protestavam no EIXO MONUMENTAL, principal artéria da capital, que liga o Palácio do BURITI, sede do governo, à rodoviária. Oito pessoas saíram feridas e três foram detidas por desacato.



Determinado a obter o reconhecimento de sua eleição pela comunidade internacional, o presidente eleito de HONDURAS, PORFÍRIO “PEPE” LOBO, defendeu a concessão de anistia ao presidente deposto MANUEL ZELAYA e a todos os envolvidos no golpe de 28 de junho. LOBO reuniu-se ontem com o presidente costarriquenho OSCAR ARIAS, e com RICARDO MARTINELLI, presidente do PANAMÁ, em SAN JOSÉ, na COSTA RICA. No encontro, ARIAS disse que o presidente de facto ROBERTO MICHELETTI deve renunciar, para facilitar o reconhecimento da eleição hondurenha.



Nasceu ontem à noite, em BOSTON, nos ESTADOS UNIDOS, o filho da top internacional GISELE BÜNDCHEN, de 29 anos, com o jogador de futebol americano TOM BRADY, de 32 anos, quarter-back do NEW ENGLAND PATRIOTS. A imprensa americana foi comunicada hoje. “O nascimento de meu filho foi uma experiência maravilhosa. Na noite passada não dormi muito”, disse BRADY ao USA TODAY.



2 010 : - QUINTA-FEIRA

Marcamos para hoje a realização do almoço de confraternização dos associados do MMDC, ao meio-dia, na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Preciso ir para cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC a fim de verificar se tudo está em ordem para esse evento.

Depois de passar pelo MMDC e saber as notícias pela MARINEI do que está para acontecer, vou até a AORRPM. O Senhor REINALDO, proprietário do restaurante, mandou separar 40 lugares para os nossos convidados. O nosso presidente, GINO STRUFFALDI, virá acompanhado de dona DINORAH e de seu filho ALDO. Estão vindo diretamente para o local do almoço. Retorno ao MMDC. Chega a CAMILA, nossa Diretora de Comunicação Social. Ela irá levar um ofício nosso para o CAPITÃO PM DANIEL, da Corregedoria PM, no sentido de solicitar ao MAJOR PM RENATO, Chefe do CORPO MUSICAL, uma apresentação da Banda de Música defronte o Monumento Mausoléu no dia 22 de dezembro, às 10 horas, ainda nas comemorações pelos 78 anos da Revolução Constitucionalista. Entro em contato com o CAPITÃO PM NASCIMENTO e faço o agendamento da banda para esse dia. Também converso com a Chefe do SCOMSOC, CORONEL PM MARIA YAMAMOTO, no sentido da divulgação do evento.

Por volta do meio-dia estamos todos presentes na AORRPM para recepcionar os associados. VIVIANO FERRANTINI é o primeiro a chegar. MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM é a segunda pessoa. Assim é que vamos recebendo: FRANCISCO GIANNOCCARO, GINO STRUFFALDI, dona DINORAH RIBAS STRUFFALDI, ALDO STRUFFALDI, JORGE NAGADO, MAJOR PM ARLINDO DE SOUZA PICOLI, MARIA LÚCIA CAMARGO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA ROSA DE LIMA, RENATA RIBEIRO DA LUZ, RICHARDS F. CHAVES, SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, ANIZ BUISSA.

Numa ambiente descontraído, com muitos assuntos para serem discutidos, vamos passar momentos agradabilíssimos nesse encontro que vai apresentar um saldo positivo quanto às finalidades: o congraçamento dos associados e a soma necessária para o pagamento do décimo-terceiro salário da MARINEI e também de suas férias. Somente depois das 15 horas é que retornamos para a Sociedade. Recebo a visita de MARCELO TIBÚRCIO, que fala sobre sua coleção de moedas e condecorações da Revolução Constitucionalista de 1932. Ele quer saber dados de um parente seu que participou do movimento. Fica na Sociedade até 17 horas.



Já em casa, LUCINDA conta que a MARLENE permanece no aguardo da cirurgia do tornozelo. Não há grandes novidades quanto a ela, mas está fazendo exames pré-operatórios. Pelo computador tomo conhecimento de algumas mensagens.

Aos nossos queridos amigos, Salve !

Bom dia !

Vocês são nossos queridos e primeiros amigos a saberem desta notícia:

O SubCmt do CAES TenCel Luiz Carlos ligou às 09:20 horas de hoje para o Kleberzinho comunicando que ele faturou o Primeiro Lugar no Curso Superior de Polícia 2010.

É um motivo de grande emoção para nós os seus pais, por favor divulgue à sua lista de amigos, queremos que todos os nossos , também amigos, compartilhem este momento de alegria.

Obrigado.

Recebam um fraternal abraço, dos amigos...

Thereza & Kleber Danubio

Através do GBB o CORONEL PM CORREA DE CARVALHO comenta a apresentação da BANDA DE MÚSICA DA PMESP na noite de hoje no ANHEMBI.

Obrigado, Doni, pela gentil remessa: você estava certo, pois é um espetáculo sensacional! Assisti, com minha filha Márcia, à edição de ontem, dedicada à Escola Superior de Formação de Soldados "Coronel Eduardo Assumpção" e

garanto aos colegas PM (que conhecem a competência artística de nossos músicos) que nunca terão visto igual!

Amigos / Irmãos do GBB e demais Amigos / Irmãos

Amigos Panathletas em geral,

Se você gostou da participação da Banda de Música da PM que abrilhantou ao vivo a cerimônia do Bosque da Fama, na terça, com cerca de 15 a 20 componentes, imagine um concerto sinfônico por 110 músicos de altíssimo nivel, hoje à noite, 21 horas, no Anhembi, com o ingresso sendo apenas um brinquedo (novo ou mesmo usado em boas condições).

O nome do espetáculo é "PASSOS DE UM HERÓI" e mescla do clássico ao "rock", surpreendendo às melhores expectativas.

Compareçam e orgulhem-se ainda mais dos valores que compõem a nossa Gloriosa Polícia Militar, na celebração dos seus 179 anos de vida!

É muito reconfortante ver, e sentir, e confirmar, que a nossa Instituição é enormemente maior nas virtudes dos que a constroem a cada passo, do que a soma dos nossos piores e eventuais defeitos.

Abraços calorosos (e orgulhosos!!!) do

Corrêa de Carvalho

Passos de um Heroi - aniversário dos 179 anos da PM Concerto sinfônico da Polícia Militar 09 de dezembro, às 21h. A Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza todos os anos, no mês de dezembro, um grande concerto em comemoração ao seu aniversário, completando agora 179 anos. A montagem do espetáculo “Passos de um Herói” vem oferecer a toda comunidade um vasto e eclético repertório sem, no entanto, deixar de contextualizar a música militar. Os 110 músicos que se apresentam no concerto-show da corporação prometem surpreender o público mais uma vez com um repertório que vai do clássico ao Rock, que alia a precisão da música erudita aos arranjos grandiosos de uma Sinfônica. Tudo isso com uma produção de show que enche os olhos da platéia. Fato inusitado neste ano foi a grande procura do público em razão do sucesso do mesmo evento no ano passado e da participação, neste ano, da cantora Marina Elali e do acordeonista Waldonys. A procura foi muito grande e os ingressos disponíveis pela Internet se esgotaram em apenas 2 dias. Passos de Um Herói” retrata a profissão policial que a todo o tempo ocupa a mídia pela sua natural relevância não só por conta de São Paulo como também por fatos de outros estados. O espetáculo tem ainda duas ações de responsabilidade social: arrecadar brinquedos como condição de ingresso e proporcionar a apresentação do Coral de crianças de comunidades carentes organizado pelos próprios músicos. Os brinquedos arrecadados serão distribuídos a crianças carentes da região metropolitana de Guarulhos na semana que antecede o Natal. O evento será realizado em 09 de dezembro, às 21h00, no Grande Auditório de Convenções do Anhembi, localizado na Rua Olavo Fontoura, 1209 – Anhembi Parque – SP. (Comunicação Social).

CARÍSSIMO JOSÉ

Ainda hoje conversei com MARCELO TIBÚRCIO, colecionador de moedas e condecorações de 1932 (fez recentemente uma exposição temática sobre o assunto), sobre essa idéia da MEDALHA GUILHERME DE ALMEIDA. Ele achou ótima. O Professor ADILSON CÉSAR presidente do Conselho de Honrarias e Mérito é um grande amigo nosso e certamente irá nos ajudar. Estou pensando num colar, com a imagem de GUILHERME DE ALMEIDA na frente da comenda. São idéias que vão surgindo. É a cinergia em ação. Várias cabeças pensam bem melhor do que uma.

Dia 15, às 16 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo haverá uma solenidade ainda em lembrança do 78º Aniversário do Movimento Constitucionalista. Acredito que nosso poeta já foi cientificado. Mas nada custa você conversar a respeito. Será uma grande alegria vê-los irmanados conosco nessa data.

No dia 22, às 10 horas, o Corpo Musical da PMESP irá se apresentar na frente do Monumento Mausoléu, em homenagem ainda aos 78 anos do Movimento e também para encerrar com chave de ouro nossas atividades em 2010. Convide os seus amigos.

Lembramos de você no ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO e muita gente reconhece o seu trabalho em prol da história de São Paulo. Isso me alegrou muito.

Em 9 de dezembro de 2010 19:49, José D'Amico escreveu:



Queridíssimo coronel Ventura,

Que bom que o senhor abençoa a ideia da forma colocada ! É uma sutil forma de oficializá-la no calendário da Municipalidade sem ficar sob a contingência da reeleição do vereador que a propusesse !

Além do doutor Escobar, veio-me à lembrança o nome do professor Adilson Cezar para elaborar o descritivo da moeda... O que o senhor acha ?

Continências sempre espirituais,

Recruta Zezinho



Faleceu o contador THIAGO AFFONSO DE OLIVEIRA, em BAURU, aos 100 anos. Nasceu em 1910. Quando tinha pouco mais de 22 anos, participou da maior batalha de sua vida: a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932. Era seu maior orgulho. Mas tinha outra paixão, o CORINTHIANS. Brincava com o fato de ser apenas alguns meses mais velho que o TIMÃO. O amor pelo time era tanto que até do hospital, já com problemas respiratórios, assistiu ao último jogo do CORINTHIANS pelo Campeonato Brasileiro, no dia 5 de dezembro. OLIVEIRA também foi contador e secretário da Prefeitura de PRESIDENTE ALVES, no interior paulista. Viúvo, deixa três filhas (uma já falecida), dez netos e 20 bisnetos.



Thiago Afonso de Oliveira é sepultado no cemitério da saudade

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 10:09

Morreu nesta quinta-feira (09/12) aos 100 anos de idade, Thiago Afonso de Oliveira, último soldado Bauruense da Revolução de 1932. Ele estava internado há 10 dias no Hospital da Unimed com problemas respiratórios, e faleceu por volta das 17h.C

Crédito/Arquivo




Cartazes da Revolução de 1932

O corpo de Thiago Afonso de Oliveira foi velado na Funerária Terra Branca e o enterro acontece nesta sexta no Cemitério da Saudade, desde às 10h.

A revolta de 32 teve início com a morte de cinco jovens no centro da cidade de São Paulo, em 23 de maio de 32. Das iniciais dos mortos nascia o movimento oposicionista conhecido como MMDC. No dia 9 de julho de 1932: São Paulo se levanta em defesa da democracia.

Thiago Affonso de Oliveira nasceu em 24 de agosto de 1910, e lutou na Revolução Constitucionalista por três meses.

comentários

walter C Coimbra Jr - Bauru

Sou neto, e tenho muito orgulho, hum homem integro, e um corinthiano, completou o seu centenário com o time do seu coração.



As 111 famílias que estavam acampadas em frente ao prédio da Câmara Municipal de São Paulo deixaram hoje o local. Segundo OSMAR BORGES, coordenador da Frente de Luta por Moradia (FLM), a Secretaria Municipal da Habitação se comprometeu a colocar todos os moradores no programa PARCERIA SOCIAL – a Prefeitura vai pagar 30 meses de aluguel de R$300 para eles. Enquanto esperam a papelada sair, parte foi para prédios ainda ocupados na PRESTES MAIA e SÃO JOÃO. Os demais foram para casa de amigos. Ainda segundo OSMAR BORGES, as outras 146 famílias que ainda não entraram no programa toparam deixar o local até que se encontre uma solução.



EDITH SALGADO tinha 38 anos quando concluiu a faculdade de Geografia. Já estava casada e tinha quatro filhos. Mas, o que para muitos poderia ser desanimador, para a professora EDITH serviu de estimulo que resultou em uma militância social e política. Sua história começou em CAMPO GRANDE (MS), onde nasceu em 17 de setembro de 1933. Pequena foi para o RIO DE JANEIRO. Já casada, se mudou para MARÍLIA, no interior de SÃO PAULO. A proposta inicial era apenas acompanhar o marido, ANTÔNIO que foi lecionar na Universidade Federal de SÃO PAULO. Porém, decidiu retornar os estudos e iniciar sua carreira de dedicação e luta pelo magistério. Em 1978 se filiou ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SÃO PAULO (APEOESP), onde ocupou o cargo de diretora estadual. Foram mais de 30 anos de luta pelos interesses da categoria e por melhores condições de ensino, participando de várias greves e manifestações de professores. Sua militância como educadora rendeu um mandato como vereadora na Câmara Municipal de MARÍLIA. Foi a primeira vereadora eleita pelo PT na cidade entre 2001 e 2004. Mas não se reelegeu. Em 2009 recebeu da Câmara o título de cidadã marilense. Sua última participação como diretora da APEOESP foi no Congresso Estadual realizado entre 1º e 3 de dezembro deste ano, em SERRA NEGRA, onde discursou e foi homenageada pelos colegas. Na volta para SÃO PAULO, já debilitada, foi internada. EDITH morreu na capital paulista, onde fazia tratamento contra o câncer.



Faleceu DOMINGOS FRATTE NETO, aos 77 anos. Bordões como “Cavalo desferrado na grama é gasolina azul” ficaram populares no turfe graças a DOMINGOS FRATTE NETO. MINGO, como era conhecido, se referia às corridas de cavalo sem ferradura – acreditava que ficavam mais velozes. Gerente de banco aposentado, freqüentou o JOCKEY CLUB por mais de 50 anos. Todos dos dias de manhã visitava as cocheiras – no fim da tarde, repetia o ritual. Tudo para conseguir boas informações sobre as corridas. Não perdia uma publicação das revistas especializadas em turfe, com as apostas para a semana.



A iraniana SAKINEH MOHAMMADI ASHTIANI, de 43 anos, foi libertada da prisão, afirmou hoje MINA AHADI, líder da Comissão Internacional contra a Pena de Morte e o Apedrejamento. SAKINEH estava presa condenada por adultério e envolvimento no assassinato do marido. O governo não confirma a informação. Também teriam sido soltos o filho de SAKINEH, SAJJAD GHADERZADEH, o advogado HOTAN KIAN e dois jornalistas alemães.



RONALD BIGGS, um dos assaltantes que levaram 2,6 milhões de libras do trem pagador inglês em 1963, diz ter sido roubado no asilo onde vive no norte de LONDRES. BIGGS reclamou do sumiço de 100 libras (R$270) de um esconderijo em seu quarto. O criminosos, de 81 anos, foi liberado da prisão por razões médicas em 2009 e vive no asilo desde então.



O PAPA BENTO XVI assinou hoje decreto que formaliza a beatificação de IRMÃ DULCE, segundo a superintendente das Obras Sociais de IRMÃ DULCE, MARIA RITA PONTES. A informação, extraoficial, chegou por meio de um telefone do postulador da causa, d. RICARDO PETRONE. O decreto deve ser publicado no dia de amanhã no jornal do VATICANO, mas a freira só poderá ser chamada oficialmente de beata após cerimônia planejada inicialmente para maio. A disposição da Igreja em transformar o ANJO BOM DA BAHIA – como a freira ficou conhecida – em beata foi anunciada pelo cardeal arcebispo de SALVADOR e primaz do BRASIL, dom GERALDO MAJELLA AGNELLO, no dia 27 de outubro, mês em que o VATICANO reconheceu um milagre ocorrido por intercessão da freira. Faltava apenas a assinatura de BENTO XVI no processo, que foi iniciado em janeiro de 2000 pelo próprio dom GERALDO. Desde junho de 2001, o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.



O lendário saxofonista e flautista JAMES MOODY, conhecido por seu virtuosismo, versatilidade e efervescência no palco morreu nesta quinta-feira, aos 85 anos. MOODY sofria de câncer no pâncreas e havia decidido não fazer tratamento quimioterápico ou radioativo. O músico começou sua carreira no grupo de DIZZY GILLESPIE, após a Segunda Guerra, e em pouco tempo desenvolveu fluência estilística nos saxs tenor e alto, uma raridade para músicos do gênero. MOODY ficou famoso quando a cantora EDDIE JEFFERSON musicoum um de seus improvisos sobre a canção I´M IN THE MOOD FOR LOVE e a gravação estourou nas paradas.



2 011 : - SEXTA-FEIRA

Chove bem nesta manhã. Apenas trabalho no computador, atrasado que estou a mais de uma semana. Recebo algumas mensagens que acho interessante colocar em minhas memórias:

COMPANHEIROS DO SITE, HOJE É COM PESAR QUE AQUI POSTO A NOTICIA DO FALECIMENTO DO AMIGO SANDRÃO (MAJOR SANDRO), AMIGO SIM PORQUE ESTE FAZIA PARTE DA TROPA PARA ELE ERA INDIFERENTE SER OFICIAL OU PRAÇA BASTAVA SER UM BOM PROFISSIONAL DE POLÍCIA QUE JÁ O TINHA COMO AMIGO. ESSE CARA DE QUEM VOS FALO, FOI SEMPRE UM PROFISSIONAL DEDICADO A CAUSA UM DIGNO DEFENSOR DO CIDADÃO DE BEM, PARA ELE O POVO PAULISTA MERECIA UMA VIDA DIGNA LIVRE DOS INFRATORES DA LEI QUE TIRAVAM O SOSSEGO DAS PESSOAS DE BEM, DEVE TER SIDO POR ESSE MOTIVO QUE NESTE MOMENTO ELE NÃO ESTÁ MAIS ENTRE NÓS, AFINAL NAQUELE HORÁRIO (POR VOLTA DAS 21:00 HORAS) ELE NEM PRECISARIA ESTAR MAIS NAS RUAS COMBATENDO O CRIME AFINAL ELE JÁ ERA UM MAJOR DA POLICIA MILITAR SO PRECISAVA FAZER SUA PARTE ADMINISTRATIVAMENTE, MAS NÃO O SANGUE FALOU MAIS ALTO, UNIU RAZÃO E A VONTADE DE UM MUNDO MELHOR LIVRE DESSES MARGINAIS. BOM AMIGOS A VERDADE É QUE APESAR DE NOSSA PROFISSÃO SER UMA PROFISSÃO POUCO VALORIZADA E AINDA OCORRER MUITOS CASOS DE POLICIAIS QUE CUMPREM SUA MISSÃO COM O SACRIFÍCIO DA PROPRIA VIDA NÓS CONTINUAMOS FIRMES NA BATALHA CONTRA O CRIME E ASSIM O FAREMOS NÃO POR MERECIMENTO DE MUITOS DE QUEM NÓS DEFENDEMOS MAS SIM POR IDEAIS, ASSIM COMO O MAJOR SANDRO QUE SE FOI MAS SEUS IDEAIS NUNCA NINGUEM DELE TIROU.

MINHA CONDOLÊNCIAS AOS FAMILIARES DESSE AMIGO QUE NÓS FARÁ MUITA FALTA PELO SEU PROFISSIONALISMO, SENSO DE JUSTIÇA, E PELA PESSOA MAGNIFICA QUE ERA.

1º SGT PAULO SÉRGIO SEU FIEL E PARA SEMPRE DEFENSOR E SUBORDINADO



Caríssimo Amigo / Irmão Ventura,

Eu só não afirmei numa nota recente que o autor havia sido você, por insegurança, mas eu "desconfiava" de que tivesse sido, o que agora vc confirma. Veja, então, que, de "HERÓIS ESQUECIDOS", evoluimos para "EPOPÉIA DE 1961".

Agora, o melhor de tudo é que o Presidente Luiz Carlos não trata pessoalmente nada de computador e só toma conhecimento do que eu lhe passo e este tema ainda não havia saído do GBB pra ele, quando ele já veio com a idéia da celebração, num verdadeiro sentimento de fazer justiça.

Temos mais é que agradecer a Deus pelas oportunidades que temos de cuidar de coisas assim.

Muito obrigado pela sua boa vontade e por esse empenho em registrar a história.

Forte abraço.

Corrêa de Carvalho



DILETO AMIGO CORRÊA DE CARVALHO

Torço pelo sucesso dessa empreitada histórica.

Aqui na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos lutando para que a nossa querida PMESP seja dignificada como herdeira da EPOPÉIA DE 32 e isso o faremos com todas as nossas forças.

Ontem, na Câmara Municipal, durante a Entrega do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR, foi anunciada a PRÉ-ABERTURA DOS 80 ANOS DAS COMEMORAÇÕES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA.

Em 1932 pela LEGALIDADE

Em 2012 pela R EVOLUÇÃO (moralidade)

Hoje estaremos realizando dois eventos importantíssimos:

12 horas - almoço de confraternização

15 horas - Entrega de Condecorações da sede do MMDC.

Meu sonho é ainda o GBB participar conosco dessas comemorações.

DIA 22 DE JANEIRO DE 2012 - na PRAÇA DA SÉ - realizaremos a ABERTURA OFICIAL das solenidades do JUBILEU DE CARVALHO, com início às 10 horas.

Leve o meu abraço afetuoso ao nosso CACAU e demais companheiros que se reunirão em torno de um episódio tão significativo para a nossa corporação.



Vou mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a grande preocupação hoje é o almoço marcado para a Associação dos Oficiais Militares do ESTADO DE SÃO PAULO. Já se encontra presente o senhor AMADO RÚBIO. Na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo (AOMESP) já estão nos esperando o ALFREDO PIRES, ORIVALDA DIANA, MARIA LUCIA CAMARGO, VIVIANO FERRANTINI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, BARONE. Por ser um dia da semana recebi antes telefonemas de pessoas que não poderão comparecer no almoço por terem outras atribuições. É o caso do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e da MARGARIDA ROSA que deverão se reunir na área de ensino, no Colégio SANTO IVO; MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM também está com encargos na USP; os nossos convidados de ITAPETININGA, PIRACICABA e BARRETOS estão empenhados em outras atividades.

Estamos almoçando quando toca o celular da MARINEI. É o nosso querido GINO STRUFFALDI. Ele quer cumprimentar os companheiros do MMDC por telefone. Queria vir ao almoço, mas por recomendação médica não pode se deslocar de sua residência para a cidade. Deverá ser submetido a uma operação dos rins já na semana que vem.

Já passam das 14 horas quando saímos da AOMESP e vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. WALLACE GUIRELLI, WÁLTER MELO DE VARGAS, ALFREDO, e outras pessoas que serão condecoradas aguardam o momento da cerimônia da entrega das medalhas. O 1º TENENTE PM NATANAEL comparece para ser o mestre de cerimônias dessa segunda parte de nossas atividades nesta data.

“SÃO PAULO FORTE, PARA UM BRASIL UNIDO”

SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC

Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”

www.mmdcleste.com.br

Evento do Dia 09 de Dezembro de 2011 – 15:00h

Local: Sede da Soc Vet 32-MMDC

End.: R. Anita Garibaldi – São Paulo/SP

Solenidade Alusiva à Comemoração de Aniversariantes, e,

Comemoração dos 79 Anos da Juventude Constitucionalista de 32

Roteiro do Mestre de Cerimônia

Abertura pelo Mestre de Cerimônias

Sociedade Veteranos de 32 – MMDC

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Cerimônia alusiva a comemoração do 79 aniversário do Dia da Juventude Constitucionalista, e Aniversariante que são Sócio-Membros da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, bem como outorga das Medalhas:

- Precursor da Paz do Conselho Nacional de Outorgas (ao Cel PM Ventura) ;

- Medalha de Mérito Mal Castello Branco(pela SOAMI);

- Medalha Dr. Synésio de Melo e Oliveira, e outorga das:

- Medalha MMDC ,

- Medalha Constitucionalista, e

- Medalha Governador Pedro de Toledo da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC.

Senhoras e Senhores, boa tarde!

A Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, com imensa felicidade organiza esta reunião para relembrarmos o evento mais importante que houve para a história do Estado de São Paulo e para o Brasil, e um dos acontecimentos mais significativos para a nossa Nação, onde um povo lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, exigindo do seu governante a elaboração da Constituição Federal. Este marco histórico que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932, teve os seus mártires que foram os 04 (Quatro) estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cuja iniciais formam a sigla MMDC e complementam a denominação da Sociedade Veteranos de 32. Quatro jovens que com o sacrifício da própria vida no dia 23 de maio de 1932 tombaram em defesa do ideal democrático e em cuja memória foi instituído o Dia da Juventude Constitucionalista.

Início

Anuncio e Cumprimento das Autoridades, dando-se as Boas Vindas e uma Muito Boa Tarde a todos.

Canto do Hino Nacional Brasileiro

Convidamos a todos os presentes para que se coloquem de pé, e em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e Música de Francisco Manuel da Silva.

Entrada do Pavilhão Nacional

Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pelo SD PM Rocha do 1º BpChq - ROTA, que ocupará posição de destaque.

- OUTORGA DE MEDALHAS:

A) Medalha Dr. Synésio de Melo e Oliveira

(Histórico das Medalhas)

A Medalha Dr. Synésio de Melo e Oliveira, foi instituída para homenagear personalidades que apóiam a Epopéia Cívica e Patriótica da Revolução Constitucionalista de 1932, pela cidade de São José de Rio Preto / SP, através do Núcleo “MMDC - São José do Rio Preto”.

Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens

Convocamos os senhores:

- Cel PM Mário Fonseca Ventura – Pres da Soc Vet 32 - MMDC

(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )

Agora passaremos a convocação dos agraciados, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional

Convidamos as seguintes personalidades:

-Dr. Wallace de Oliveira Guillere,

- Dr. Walterr Mello de Vargas – Pres da ABFIPONU; e

- 1º Sgt Inf EB Francisco George Trajano de Souza,

(Recebimento das Comendas)

Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres Soc Veteranos de 32

(aplausos)...

Convidamos aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem

B) Outorga da Medalha Mérito Mal Castelo Branco

(Histórico) A Medalha Mérito Mal Castelo Branco foi instituída pela Assembléia Geral, por ocasião da fundação da Associação Campineira de Oficiais da Reserva do Exército, em comemoração do Cinquentenário da criação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva de Campinas, pela Portaria Nº 51-48 de 21 de julho de 1962, do Ministro dos Negócios da Guerra, em anexo ao 1º Batalhão de Veículos de Combates Leves, sucedido pelo 28º Batalhão de Infantaria Blindado e atual 28º Batalhão de Infantaria Leve. A outorga desta Medalha, visa homenagear pessoas ou entidades civis e militares, cujos trabalhos ou ações, merecem especial destaque na difusão das atividades da Força Expedicionária Brasileira, durante a Campanha na Itália.

Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens

Convocamos o senhor:

-Sr. Dr. Paulo Antonio Nunes Spinosa – Pres de Honra da SOAMI, e o - Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres Soc Vet 32 – MMDC.

(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados):

Agora passaremos a convocação dos 02 agraciados, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional

Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:

- Major de Inf EB Paulo Davi Rodrigues Soares; e

- Cap de Eng EB Nidival Frota Bitencourt da Conceição

(Recebimento das Comendas)

Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Major de Inf EB Paulo Davi Rodrigues Soares (aplausos)...

Convidamos aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem

Palavras do Sr. Presidente de Honra da SOAMI

Neste momento, convidamos o Sr. Dr. Paulo Antonio Nunes Spinosa, digno Presidente de Honra da SOAMI, para fazer uso da Palavra, momento em que irá divulgar o trabalho e atividades que vem sendo desenvolvidas pela Instituição na qual foi o Presidente no Exercício de 1999 – 2001, e, de 2003 -2005.

C) Outorga da Medalha PRECURSOR DA PAZ do Conselho Nacional de Outorgas

Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens

Convocamos o senhor:

- 1º Sgt Inf EB Francisco George Trajano de Souza – Dir da ABFIPONU

(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados):

Agora passaremos a convocação do agraciado, o qual comandará a continência ao pavilhão nacional

Convidamos para receber a medalha:

- Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA – Pres da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

(Recebimento das Comendas)

Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo - 1º Sgt Inf EB Francisco George Trajano de Souza – Dir da ABFIPONU

(aplausos)...

Convidamos aos agraciados para que retornem ao seus locais de origem

Agora vamos passar para o MOMENTO DO AUGE desta cerimônia.

D) OUTORGA DAS Medalhas da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC:

a.)M.M.D.C., b.)CONSTITUCIONALISTA, e, c.)Gov PEDRO DE TOLEDO:

-Neste momento, passaremos ao auge da Cerimônia, com a outorga das Medalhas “M.M.D.C.” “Constitucionalista”, e “Gov Pedro de Toledo” da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em que comemoramos os 79º Anos da Juventude Constitucionalista de 32

(Histórico das Medalhas) No dia 23 de maio de 1932, quatro jovens estudantes, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo deram suas vidas em defesa de um ideal defendido por um povo e se tornaram mártires da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenageá-los foi idealizada pela Sociedade Veteranos de 32, as Medalha MMDC, CONSTITUCIONALISTA e a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, as quais foram instituídas por lei pelo Governador do Estado de São Paulo.

Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria, pois tais mártires representam as lutas e conquistas da nossa Constituição Federal.

Assim, as Medalhas MMDC, Constitucionalista e Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO foram criadas com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção.

Tais Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, são portanto, Medalhas definitivas, referendadas e aprovadas pelo Exm° Sr. Governador do Estado de São Paulo, pois perpetuam a gratidão e o reconhecimento, para todo o sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuam abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.

1.) Entrega da Medalha M.M.D.C.

-Convocação das autoridades que prestarão as homenagens

Convocamos o senhor: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuar as entregas das Medalhas, que por cortesia, convidará e chamará para o auxiliar nas entregas das medalhas, algumas personalidades presentes no evento:...

-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )

Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará (o desembainhar espada) e a continência ao pavilhão nacional

Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:



MEDALHA: MMDC



Ordem Posto/Grad +

NOME COMPLETO FUNÇÃO

EXERCIDA – BTL / Cia

1 Cap PM Hélio Patrício Júnior Def Civil – C Mil

2 1º Ten PM Wendel Gelonezze Ramos 43° BPM/M

3 Sd PM Marcelo Figueiredo FT do 29º BPM/M

(Recebimento da Comenda)

Continência ao Pavilhão Nacional

Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Cap PM Hélio Patrício Júnior (aplausos...)

2.) Entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO

Convocação das autoridades que prestarão as homenagens

Convocamos o senhor: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuar as entregas das Medalhas, que por cortesia, convidará e chamará para o auxiliar nas entregas das medalhas, algumas personalidades presentes no evento: Profº Adilson Cezar... 1º Ten PM Natanael, 2º Ten PM José Filho, Sr. Marcelo Iqueuti e Sr. Marcelo Boer da SOAMI, ...

-Chamamos também os padrinhos e madrinhas, para virem à frente, e tirarem fotos com os agraciados

(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )

Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará (o desembainhar espada) a continência ao pavilhão nacional

Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:

MEDALHA: GOV PEDRO DE TOLEDO



Ordem Posto/Grad +

NOME COMPLETO FUNÇÃO

EXERCIDA – BTL / Cia

1 Cap PM Gentil Epaminondas de Carvalho Junior Cmt de Cia de ROTA

2 Sr. Paulo Antonio Nunes Spinosa Filho Colaborador do MMDC

3 Sr. Josias Antonio Januario Filho Colaborador do MMDC

(Recebimento da Comenda)

Continência ao Pavilhão Nacional

Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Cap PM Gentil Epaminondas de Carvalho Junior – 1º BPChq (ROTA)

(aplausos...)

Retirada do Pavilhão Nacional: Solicitamos a todos os presentes, que em sinal de respeito, fiquem em pé, para a SAÍDA DO PAVILHÃO NACIONAL.

Palavras do Sr. Presidente da ABFIPONU

Neste momento, convidamos o Sr. Dr. Walter Mello de Vargas – digno Presidente da ABFIPONU para fazer uso da Palavra, no qual irá divulgar o trabalho e atividades que vem sendo desenvolvidas

Palavras do Sr. Presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC

Neste momento, convidamos o Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura – digno Presidente da Soc Vet de 32 - MMDC para fazer uso da Palavra, no qual divulgou o trabalho e atividades que vem sendo desenvolvidas por esta Instituição: Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, sob a sua batuta.

ENCERRAMENTO

Agradecemos a presença de todos, corroborando os Parabéns para todos os agraciados com o recebimento de suas respectivas medalhas, pois todos são merecedores. Boa Tarde a todos.

Elaborado pelo 1º Ten PM Natanael – Or. SP:09Dez11



Para mim foi uma grata surpresa receber a Medalha Mérito do Precursor da Paz. Diz o diploma:

MÉRITO DO PRECURSOR DA PAZ

DIPLOMA DA MEDALHA

Consultoria Nacional de Outorgas

O Diretor da Consultoria Nacional de Outorgas, no uso de suas atribuições, com base na Portaria nº 007 de 16/10/2006 de sua Diretoria e em acordo com a Diretoria de Avaliação, concede a

CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

a MEDALHA MÉRITO DO PRECURSOR DA PAZ, código A/7 I do DCEM por ter elevado o histórico do Regimento AVAÍ, Unidade que serviu como berço do Batalhão Suez, a 1ª Força de Paz do BRASIL.

PORTO ALEGRE, RS, 9 DE DEZEMBRO DE 2011.

A Consultoria Nacional de Outorgas é uma entidade sem fins lucrativos, independente de qualquer associação do BATALHÃO SUEZ, protocolada no Centro Histórico Universitário do RIO GRANDE DO SUL. Por ocasião das festividades dos 50 anos de criação do BATALHÃO SUEZ, no RIO DE JANEIRO, foi criada a MEDALHA MÉRITO DO PRECURSOR DA PAZ em homenagem ao DOIS DE OURO, Unidade do Exército Brasileiro que formou a primeira Força de Paz no BRASIL.

Ainda na Sociedade, “preso” pela chuva, após a solenidade de entrega de medalhas, faço uma ligação para a LUCINDA explicando que o nosso último convidado, o CAPITÃO PM PATRÍCIO, deixou o MMDC, às 18 horas. Pela Internet o MALCOLM FOREST manda-me uma mensagem que ele recebeu, tecendo comentários sobre a cerimônia de ontem na Câmara Municipal:

Querido Malcolm

Parabéns pelo evento. Adorei. Foi lindo. A música que você fez para o Papa é bárbara e o arranjo maravilhoso. Como sempre você arrasou como mestre de cerimônias. A idéia de só colocar a foto dos homenageados e projetar fotos sobre o Brasil e Revolução de 32 foi excelente. Levar a Bandeira Brasileira e sua retirada sob o comando do Coronel Ventura foi um ato de civismo e contribuiu muito para o brilho do evento. Banda também sempre me emociona. Os religiosos falaram muito bem nas suas mensagens de Paz.

Com carinho

Cida



Querido Amigo Odir,

Muito obrigado!

Repassarei suas caras palavras com meus agradecimentos a todos de nossa unida equipe!

Paz e Bem!

God Bless you,

Malcolm

Malcolm Forest +55 11 9984-5016 www.malcolmforest.com

Em 09/12/2011, às 13:04, "Odir Pereira" escreveu:



Querido Malcolm, again, parabéns pelo bem sucedido evento.

Creio que este foi o mais belo Premio Paul de todos, ainda que cada um dos anteriores tenham tido seu brilho.

Cada um dos premiados foram sensibilizados de forma única – incluindo, evidentemente, Dna. Ligia. Linda e justa homenagem para Dna. Ligia.

Sua elegância, objetividade e sabedoria na condução da cerimônia foram perfeitas. E a musica: tocou os corações de todos os presentes!

Me sinto um privilegiado pela amizade. E que a luz de Deus continue iluminando você, usando-o nesse cometimento pela causa da Paz.

Bless & grande abraço do sempre amigo, Odir



De: MALCOLM FOREST [mailto:malcolmforest@gmail.com]

Enviada em: quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 23:20

Para: AURÉLIO NOMURA - 8139 - 7004

Cc: Pedro Paulo Penna Trindade; Jorge F. M. Landmann; Kenji Kyohara - AMAR - 8093 - 8139; CIDA CAMPOS - AMAR - 8093 - 8139; odir. pereira; Sandra Pegorelli; Patricia Nogueira
Ânggulo Comunicação; MDK COMUNICAÇÕES LTDA

Assunto: [Spam] NOSSO MUITO OBRIGADO!



Caríssimo amigo vereador Aurélio Nomura,

Foi um prazer muito grande tê-lo conosco em mais esta grande jornada! Muito obrigado pelas palavras amigas e toda a imensa ajuda que você presta ao Prêmio Paul!

Fique com Deus e com minhas orações!

Paz e Bem,

Malcolm



NATAL ILUMINADO NO MONUMENTO MAUSOLÉU DO IBIRAPUERA

Dia 10 de dezembro

A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, presenteiam a cidade de São Paulo com um Concerto de Natal no Obelisco do Ibirapuera, no próximo sábado, dia 10 de Dezembro, às 19 horas.

“O evento é para celebrar esta época de ano tão especial e nós da Sociedade pensamos neste presente simbólico dos heróis de 32 para São Paulo”, afirma Camila Giudice, Diretora de Comunicação Social. O evento deve durar cerca de 2 horas e a programação conta com atrações de grande força musical para encantar o povo paulista e surpreender com suas vozes e estilos únicos.

19 horas - Soprano Ariane Testa e Tenor Jackson Klébio. Há quatro anos esta dupla tem se apresentado em diversos eventos e shows, se destacando com vozes insuperáveis e um refinado gosto musical. A Soprano Ariane possui um timbre que toca os céus e o Tenor Klébio com seu timbre forte e inconfundível alavanca o potencial desta dupla.

19h30 - Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fundada em 1857, preserva as tradições da música regimental brasileira. O Corpo Musical realiza concertos, apresentações e projetos sociais com foco no bem estar das pessoas. São policiais militares que além de trabalharem no serviço operacional, também se dedicam à música.

20 horas – Tenente PM Tenor Bruno César Sobral e Coral de 50 crianças do Centro Social Bom Jesus. Atuando nos distritos de maiores Índices de Exclusão Social da Cidade de São Paulo, o Centro Social Bom Jesus de Cangaíba tem o desafio de contribuir efetivamente para a reversão destes dados, a partir de uma atuação comprometida, sendo um deles a formação e apreciação musical dos jovens.

20h30 – Yasmin Amaral e Velask Brawm. Uma dupla de jovens artistas com grande talento para a música, carisma e personalidade. Tiveram um início precoce e desde cedo engrandecem as apresentações por onde passam.

Sobre a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC

A Sociedade é formada por voluntários e tem como objetivo perpetuar a história do Movimento Constitucionalista, em prol de uma constituição, que foi o maior e último combate armado no Brasil. Apesar da derrota nas armas, teve a conquista política, pois pouco após o Movimento, a ditadura Vargas promulgou uma nova Constituição. Também trabalha em defesa dos direitos para os ex-combatentes e suas viúvas, como por exemplo, a pensão.

Amigos

Mais um oficial perdeu a patente.

Donizeti

Atos do Governador

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR

Decreto de 8-12-2011

Aplicando, a perda de seu posto e patente, à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, nos autos do Conselho de Justificação 198-2009-TJMESP - Vols. I a IV (processo de origem GS 440-2009-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o ex-1º Tenente PM RE 830747-4 Natanael de Miranda, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea "c" e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 17-6-2011.

Considerando-se, entretanto, que o justificante já foi demitido anteriormente por decisão publicada no D.O. de 6-7-2010, fica suspensa a execução da decisão, procedendo-se às anotações de estilo em seu assentamento individual, com o propósito de resguardar eventuais interesses da Administração.

O corpo do MAJOR PM SANDRO MORETTI DA SILVA ANDRADE, de 46 anos, foi enterrado hoje à tarde, com honras militares, no Cemitério Municipal de NOVA GRANADA, a 471 km de SÃO PAULO. Na cidade moram os pais do major, os aposentados WALDIR ANDRADE, de 71 anos, e ODÍLIA SILVA ANDRADE, de 65, e seus dois irmãos, WALDIR e SÍLVIO. Centenas de pessoas passaram pela Câmara Municipal, onde o corpo foi velado. ANDRADE foi morto na noite de quinta-feira, dia 7, quando negociava a rendição de um bandido na zona sul da capital.

O governador GERALDO ALCKMIN disse hoje que pediu ao Ministro da Justiça, JOSE EDUARDO CARDOZO, que forneça os nomes dos policiais lotados no DENARC que surgiram durante investigação da Polícia Federal sobre uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Os policiais civis são acusados de prender quatro traficantes e exigir propina da quadrilha para depois libertá-los. Em quatro oportunidades os corruptos teriam arrancado três milhões de reais do tráfico. Os casos de extorsão começaram em agosto de 2010. O último ocorreu em março deste ano. ALCKMIN prometeu suspender todos os policiais envolvidos nas extorsões. Hoje, a Corregedoria da Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as denúncias, cumprindo a exigência do secretário estadual da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO. O órgão corregedor irá oficiar a Justiça solicitando cópia dos autos da investigação federal e autorização para compartilhamento em apurações das esferas administrativa e federal. Os traficantes que pagaram propina à polícia eram investigados pela PF na OPERAÇÃO SEMILLA, deflagrada em junho de 2010. Ao todo a polícia prendeu 105 pessoas, entre elas os líderes do bando. Um deles era JOÃO ALVES DE OLIVEIRA, o BATISTA. Em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça ele negocia com um advogado o pagamento de propina para livrar um parceiro, mantido preso no prédio do DENARC. O próprio BATISTA teria sido preso pelo DEIC e solto após pagamento aos corruptos.

Era para ser somente o fim de um relacionamento entre uma adolescente e um jovem, como acontece todos os dias. Mas a história de romance acabou em tragédia que talvez nem NELSON RODRIGUES poderia imaginar. Inconformado com o fim do relacionamento com a estudante ELOÍSA CRISTINA FRANCISCO, de 14 anos, THAYRON HERIVÉLTON RIBEIRO, de 19 anos, voltou à casa dela hoje, por volta das 10 horas, na periferia de FRANCA, a 398 km de SÃO PAULO, para conversar e tentar convencê-la a reatar o namoro, que durou cerca de sete meses. A crise já se arrastava há um mês e ELOÍSA se mostrava irreversível. Depois de mais uma discussão, THAYRON sacou um revólver calibre 38 e atirou três vezes à queima-roupa contra a ex-namorada. Um dos tiros acertou a cabeça da jovem, que morreu na hora. Ao ouvir o barulho, o pai de ELOÍSA, LUCIANO BORGES FRANCISCO, de 33 anos, foi tentar intervir e tomou dois tiros – um no peito e outro no pescoço. A avó de ELOÍSA, EURIPA DAS GRAÇAS BORGES, de 54 anos, foi encontrada pelos policiais caída ao lado do corpo da neta. Num primeiro momento a polícia chegou a dizer que ela teria sofrido um infarto fulminante, mas o laudo emitido pela funerária diz que a idosa foi atingida por tiros no peito e no abdômen. THAYRON então atirou contra a própria cabeça e caiu morto. LUCIANO BORGES foi levado em estado gravíssimo à SANTA CASA DE FRANCA, passou por cirurgia e continua internado. Os vizinhos da família relataram à polícia terem presenciado várias brigas do casal enquanto eles namoraram. Após o término da relação, THAYRON teria perseguido ELOÍSA várias vezes e feito ameaças. A mãe da garota, a sapateira TATIANA CRISTINA RETUCCI, de 32 anos, que é separada do marido e por isso não morava junto com ELOÍSA, disse que a filha chegou a largar os estudos este ano a pedido do ex-namorado e voltou à escola quando eles romperam. A jovem trabalhava em um salão de beleza.

Três criminosos armados invadiram uma festa de confraternização num bairro nobre de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Nove pessoas, entre elas duas crianças de 2 e 6 anos, foram feitas reféns. Armados com revólveres e encapuzados, eles entraram na casa no momento em que três convidados estavam indo embora. Renderam as vítimas e as trancaram em um quarto. Enquanto um dos ladrões ficou vigiando os reféns, os outros reviraram toda a casa e pegaram jóias, dinheiro, aparelhos eletrônicos e um revólver. Os ladrões ficaram no interior do imóvel por cerca de dez minutos. Eles fugiram num GOLF de um dos convidados. Antes de sair, um deles ainda agrediu o filho do comerciante com uma coronhada na cabeça porque o portão eletrônico travou.

Morreu nesta sexta-feira o mestre de capoeira angola JOÃO PEREIRA DOS SANTOS, o JOÃO PEQUENO. Discípulo mais velho de VICENTE PASTINHA, difusor mor da capoeira angola (corrente menos conhecida, que preza pelo jogo baixo, meditado, sem acrobacias), JOÃO PEQUENO era considerado uma das referências de um esporte em que a tradição é venerada, e mestres antigos têm enorme influência no métier. O capoeirista tinha 93 anos e sofria de infecção intestinal. Será enterrado no sábado em SALVADOR. Durante os 79 anos em que foi capoeirista, formou mestres de renome e deixou uma escola de capoeira no FORTE SANTO ANTÔNIO.

Em meio a maior crise econômica desde a criação do bloco europeu, a UNIÃO EUROPÉIA avançou hoje para uma integração maior dos 27 países membros. Do bloco, apenas o REINO UNIDO é contra reformular o tratado europeu. Inicialmente, HUNGRIA, SUÉCIA e REPUBLICA CHECA quiseram ficar de fora, mas voltaram atrás e aceitaram reformar o bloco econômico. Os líderes europeus concordaram em assinar um novo tratado entre governos que vai exigir mais rigor e disciplina fiscal no orçamento de cada nação. A decisão do REINO UNIDO de não aderir ao novo tratado pode trazer problemas ao governo do primeiro-ministro DAVID CAMERON. Na avaliação de especialistas, se a UNIÃO EUROPÉIA avançar para uma integração mais profunda, a economia britânica pode ficar isolada e fragilizada.

Um incêndio em um hospital particular de luxo em CALCUTÁ, na ÍNDIA, deixou ao menos 94 mortos. O fogo, que começou no subsolo do prédio, destruiu a ADVANCED MEDICAL RESEARCH INSTITUTE, uma clínica de 180 leitos inaugurada em 1996. Testemunhas e pacientes disseram que os médicos de plantão fugiram, os deixando presos nas respectivas alas, vítimas da fumaça negra que tomou conta de tudo. Mal equipados, os bombeiros tiveram dificuldades para resgatar as vítimas. Seis membros da direção do hospital foram acusados de homicídio culposo. O hospital armazenava diesel e óleo lubrificante no subsolo. A fumaça subiu aos andares superiores pelos dutos dos elevadores. Os pacientes, muitos deles presos ao leito, não tiveram como escapar. As janelas de vidro não abriram. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, A. BANERJEE, todas as mortes foram provocadas por asfixia. Ninguém morreu por causa do incêndio.



Forças de segurança sírias abriram fogo hoje contra manifestantes em várias partes do país. Segundo o Comitê de Coordenação Local, que reúne grupos de oposição, 32 pessoas morreram, incluindo 7 crianças. A repressão mais violenta ocorreu em HOMS, epicentro da revolta contra o ditador BASHAR ASSAD. Soldados marcharam pelas ruas da cidade nas primeiras horas do dia metralhando aleatoriamente a população. O CCL informou que 18 pessoas morreram em HOMS, 5 em IDLEB, 4 em HAMA, 3 nos arredores de DAMASCO e 2 em DERAA. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, com sede em LONDRES, coloca o número de mortos em 24 – os relatos não puderam ser confirmados, pois o governo sírio restringe a entrada de jornalistas estrangeiros.





2 012 : - DOMINGO

Em minha biblioteca, desde cedo, trabalho intensamente em minhas memórias. Com as preocupações da semana que passou, que culminou brilhantemente com a entrega do COLAR DA VITÓRIA, em 7 de dezembro, é lógico que as anotações ficassem relegadas a um plano secundário. Aos poucos, com certo sacrifício, face dificuldades nas vistas, vou colocando os apontamentos em dia. Lamentável são os problemas de saúde da LUCINDA. Nessa semana passada ela teve problemas com a perna que sofreu uma trombose há anos atrás, dada a alta temperatura que fez nesses últimos dias. Também há tensas preocupações familiares, principalmente financeiras, criadas pelas complicações de um caminhão comprado pelo PAULO CÉSAR e que não deu certo no que ele queria. Esse caminhão foi vendido, mas o dinheiro não foi destinado ao pagamento das dívidas assumidas no ano que está terminando. PAULO CÉSAR se furta a dar as necessárias explicações pelo que está acontecendo. Foi mais uma grande lição para mim. Ajuda-se as pessoas e depois na contrapartida há desavenças e malquerenças. Nem os familiares escapam dessa má índole humana. Pensa-se muito em si e os outros são esquecidos, após os benefícios alcançados.

O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO traz na primeira página: ROSE FOI ÚNICA CHEFE INDICADA POR LULA QUE DILMA MANTEVE. Demitida após denúncia de esquema de venda de pareceres, ex-assessora tinha salário na faixa de R$11,2 mil. ROSEMARY NORONHA foi a única funcionária não concursada, de um total de 19, mantida em função de chefia na Presidência após a troca de comando de LULA para DILMA ROUSSEFF, informa DANIEL BRAMATTI. ROSE ocupava desde 2009 cargo DAS6, sigla de Direção e Assessoramento Superior, reservado a secretários, chefes e diretores de departamentos, com salário na faixa de R$11,2 mil. Levantamento sobre os 6.515 servidores em DAS não concursados no País mostra que, quanto maior a importância no posto, menor a taxa de remanescentes do governo LULA – tanto na Presidência quanto em ministérios. ROSE foi demitida há 15 dias, após a OPERAÇÃO PORTO SEGURO.



CARISSIMO CEL VENTURA

Em face do que escreveu no email abaixo, creio eu que o comando interino do 22 I irá decididamente atender a esse vosso pedido uma vez que CEL EDILBERTO é digno de toda a nossa consideração.

Entrarei em contato pessoalmente com o MAJOR PM OSIRIS, nosso amigo sincero de longa data em nossa missão, para aferir a possibilidade de vossos medos abaixo expressos serem anulados.

Venham tranquilos. Aqui em ITAPETININGA as portas estão e sempre estarão abertas.

BIAJONE



--- Em sáb, 8/12/12, Mario Ventura escreveu:

De: Mario Ventura

Assunto: Re: PRESIDENTE DE HONRA DE NC EM ITAPETININGA

Para: "Prof.JBiajone"

Data: Sábado, 8 de Dezembro de 2012, 18:49

CARO BIAJONE

Conversei com o CORONEL PM EDILBERTO no dia 6.

Apenas estão temerosos quanto ao horário da solenidade do dia 15, pois o nosso regresso fica difícil, mas isso pode ser contornado desde que a viatura leve o CORONEL EDILBERTO ate sua residência. Afinal, ele tem 92 anos.



Em 8 de dezembro de 2012 18:32, Prof.JBiajone escreveu:

CARISSIMO CEL VENTURA

Presidente de nossa inclita Sociedade

Saudações de Itapetininga. Escrevo para participar ao senhor do êxito que obtivemos na solenidade de concessão do diploma do titulo de presidente de honra do 1º NC ao prefeito RAMALHO, vosso amigo, em presença dos senhores EDMUNDO JOSE VASQUES NOGUEIRA e AFRANIO.

Esses dois ultimos receberam as medalhas CONSTITUCIONALISTA e MMDC das mãos do recém entitulado PRESIDENTE RAMALHO, o qual soube conceder as honrarias com a melhor propriedade possível a esses dois camaradas meus, da mais alta estima e a quem muito devo pelo que temos feito em ITAPETININGA, em todos os sentidos.

Estamos aguardando o senhor no dia 15/12 (LOJA MAÇONICA FIRMEZA) e também no dia 20/12 (CLUBE VENANCIO AYRES).

Essas são duas solenidades que já estão sendo plenamente divulgadas pelos jornais da cidade. Semana que vem, quinta feira ao meio dia, entrevista em canal local será concedida pelo Presidente do Clube e por mim para divulgar ainda mais o evento.

Outrossim, ITAPETININGA terá a honra de ser a ultima localidade paulista a comemorar os 80 anos da RC32 em todo o Brasil no ano de 2012 que se finda e a vossa presença e a de CEL EDILBERTO nos serão, como sempre, imprescindíveis.

Enorme abraço e no contato. EM FRENTE!

BIAJONE



Dez 8, 2012

Esta mensagem de um grande amigo, o Ten Rui, excelente bombeiro, corrobora o que ouvi do Ten Paulo, gde ex-integrante do Choque, no dia da eleição na AOMESP.

Esperemos que a promessa seja cumprida.

Donizeti

Data: 7 de dezembro de 2012 23:01

Assunto: PGTO SEXTA PARTE QUINQUÊNIOS

Para:

A Diretoria da Associação dos cabos e soldados esteve reunida na data de (05/12), no Palácio dos Bandeirantes, sendo representada pelo seu Presidente Cabo Wilson Morais, Diretor jurídico Cabo Marcelo Aparecido Camargo e Diretor de finanças Edmilson Aparecido da Silva; juntamente com os representantes da AORPM Cel. Jorge Gonçalves e o Diretor jurídico Dr. Marco Aurélio; com os Secretários de Estado, Sidney Beraldo, da Casa Civil; Júlio Semeghini, do Planejamento; Dr. Fernando Grella, da Segurança Publica; Davi Zaia, da Gestão Publica; e uma Procuradora do Estado.

A reunião começou com uma breve explanação do Dr. Sidney Beraldo, onde informou que o Governador estava sensível no sentido de que as Entidades e o Governo do Estado chegassem a um acordo de forma a atender todos aqueles que se sentiram prejudicados, mas, antes quis informar aos dirigentes que o governo trabalha com um orçamento e que, este orçamento foi comprometido devido aos grandes valores de atrasados que tiveram que ser pagos por Ordem Judicial, considerando que as folhas de pagamentos da Policia Militar tiveram uma alta inesperada.

Ante ao exposto, Presidente Cabo Wilson dizer que a nossa ação (Quinquênio e Sexta-Parte), apesar de estar sendo executada como sentença provisória e que a procuradoria mesmo diante de todos os esforços e tentativas de recursos, não consegui dentro do Tribunal de Justiça de São Paulo obter êxito em nenhum dos seus recursos quando recorreram ao Supremo Tribunal Federal, não fizeram constar as verdadeiras motivações do que estava ocorrendo no processo assim, omitindo do STF que os valores apresentados em torno de 1,5 bilhão seriam resultados de 02 anos de pagamentos por parte do Estado e que ainda restavam 28 meses a serem pagos.

Entretanto, diante de tudo que foi dito na reunião e, de uma forma resumida, foi perguntado pelo secretario Julio Semeghini “Qual seria a proposta das associações”, quando o Presidente Cabo Wilson declarou: “O nosso policial esta endividado, porque, o dinheiro resultado da Ação judicial já fazia parte do seu orçamento e foi retirado do seu holerite no momento em que ele mais precisava, dado a aproximação de final de ano e pelas dividas já assumidas”.

Presidente Cabo Wilson foi enfático em sua proposta para que a INCORPORAÇÃO NO HOLERITE seja restabelecida IMEDIATAMENTE E OS ATRASADOS REFERENTES AOS 28 MESES NÃO SEJAM PAGOS POR PRECATÓRIO E, SIM, PARCELADOS DENTRO DO EXERCICIO DE 2013, tendo em vista que o pagamento já está previsto para o próximo dia 07 e que atrelado a isso, tem também o 13º salário que, se não forem restabelecidos aos valores da Ação judicial, esse também sofrerá um desgaste irreparável. E disse mais ainda que se o Governador quiser resgatar a credibilidade que ele tinha perante a corporação, que seja feita a verdadeira Justiça, antes que o próprio Poder Judiciário o faça, porque daí será tarde demais para o Governo mudar o perfil que se tem do Governador Geraldo Alckmin nesse prezado momento.

Por fim, o Secretario de Segurança Publica, Dr. Fernando Grella, informou que o Governo quer por fim a esse impasse e com certeza trará um acordo Justo e digno aos nossos policiais militares, pedindo que aguardássemos que dentro em breve, estariam dando uma resposta à nossa proposta.

Finalizando, informamos a todos os associados (as), que realmente existe uma sensibilidade por parte do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de atender a justa reivindicação da nossa Entidade de Classe, para que de imediato possamos resgatar a dignidade da nossa Família Policial Militar.

“A insensibilidade dos fortes provocará a revolta dos fracos”





Dois passageiros morreram carbonizados por volta das 2h deste domingo, 9, em um ônibus incendiado no Parque Edu Chaves, região do Jaçanã, zona norte de São Paulo. Segundo a polícia, um grupo de homens encapuzados ateou fogo no veículo da viação Sambaíba Transportes Urbanos depois de quebrá-lo com pedras e pedaços de madeira. O ônibus havia acabado de estacionar no cruzamento da Avenida Edu Chaves com a Rua Basílio Alves Morango, ponto final da linha. O motorista, o cobrador e outros passageiros fugiram. Supostamente embriagadas, as vítimas não conseguiram descer a tempo de escapar do ataque. O caso foi encaminhado para o 73 DP (Jaçanã). Totalmente carbonizados, os corpos ainda não foram identificados. Mais um ônibus incendiado. Um segundo ônibus da viação Sambaíba foi incendiado na zona norte hoje. O ataque, que dessa vez não deixou feridos, ocorreu por volta das 11h na Rua Capitão Alcoock, na Vila Medeiros, a cerca de 500 metros da Praça Erotides de Campos, onde duas pessoas morreram carbonizadas na primeira ação criminosa. Ambos os ataques foram registrados após a morte de dois homens que ocupavam um Passat vermelho em uma suposta troca de tiros com a Polícia Militar. Segundo informou a corporação, os soldados foram recebidos a balas durante abordagem policial e reagiram em legítima defesa. As vítimas estariam portando uma pistola calibre 640 e um revólver calibre 38, que foram apreendidas. Inicialmente, as ocorrências não têm relação, segundo a PM.

No começo da noite, a Polícia Civil prendeu 6 PMs envolvidos na morte de MAYCON DE MORAES. Três estavam na viatura que supostamente trocou tiros com os jovens e serão indiciados por homicídio. Os demais, que eram de uma viatura de apoio, responderão por tentativa de homicídio. Com base em testemunhos de vizinhos e parentes, o delegado do DHPP, CHARLES WE MING WANG entendeu que há indícios de execução e de que provas foram forjadas. Ao longo do dia, o chefe de policiamento da PM na zona norte, CORONEL PM AUDI FELIX, havia dito desconhecer denúncias de truculência policial e que a abordagem ao PASSAT, à primeira vista, teria sido “legítima”. “Em princípio, a ocorrência parece ter todos os indícios de uma ação legítima da Policia Militar. Se houver indícios de ilegalidade da nossa parte, isso será apurado. A Polícia Militar não admite truculência. Nossa ação tem de ser com rigor, com vigor, mas nunca com violência. Segundo o coronel, o PASSAT foi abordado por apresentar atitude suspeita, mas ele não soube precisar qual foi. Quando foram anunciadas as prisões dos PMs, às 19:30 horas, FÉLIX disse haver “divergência na versão de policiais e testemunhas”. “Pessoalmente fico triste pois são companheiros de trabalho. Torcemos para que toda a verdade venha à tona”.



O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, voltou hoje a CUBA para nova cirurgia, após chocar o país com a notícia de que o câncer havia reincidido. O anúncio foi feito em cadeia nacional de TV, quando CHÁVEZ reconheceu pela primeira vez que o novo estágio da doença poderá levar ao fim de seu governo. E tratou de apontar como sucessor o chanceler e vice-presidente, NICOLÁS MADURO. De origem sindical e considerado um chavista moderado, MADURO foi uma escolha adequada ao momento, segundo analistas. Em um apelo dramático, CHÁVEZ pediu que os venezuelanos elejam o vice-presidente, caso ele não consiga mais continuar no comando do país e novas eleições sejam convocadas. Também comentou seu regresso a HAVANA. “É necessário submeter-me a uma intervenção nos próximos dias”, admitiu ao revelar que havia contrariado médicos cubanos no breve retorno ao país. Houve manifestações emocionadas por CARACAS e apoio público dos opositores.



O ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, permaneceu, pelo segundo dia consecutivo, no hospital militar de PRETÓRIA para exames médicos. Apesar de rumores de que sua saúde tem se deteriorado, o governo sul-africano informou apenas que MANDELA está “confortável” e sendo bem cuidado. O presidente, JACOB ZUMA, visitou MANDELA, de 94 anos, segundo um informe oficial, que não forneceu mais detalhes sobre a saúde do ex-líder. O porta-voz de ZUMA afirmou que MANDELA “parece bem depois de uma noite repousante”.



A oposição no EGITO convocou hoje novos protestos contra o presidente do país, MOHAMED MORSI, que na semana passada promulgou decretos que lhe deram poderes ditatoriais. No sábado, sob forte pressão, ele cancelou as medidas, mas não amenizou a crise. Grupos seculares e estudantes exigem a revogação de um referendo sobre a nova Constituição, marcado para o dia 15 e confirmado por MORSI no fim de semana. As manifestações foram marcadas para a terça-feira, dia 11 de dezembro.