terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANTENOR DE OLIVEIRA MELLO JÚNIOR - NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPETININGA

15JANEIRO2013 BIAJONE


CARISSIMO CEL VENTURA e MEU QUERIDO AFRANIO

Participo-vos da atualização dos perfis históricos de 32 de nosso portal de ITAPETININGA e entre os primeiros o da pessoa do veterano soldado ANTENOR DE OLIVEIRA MELLO JÚNIOR.

http://mmdc.itapetininga.com.br/antenor.htm

Att e no contato

BIAJONE

.: Um paulista, de pé e às ordens sempre! :.

OBSERVAÇÃO: PARA VER O TEXTO ACOMPANHADO DAS IMAGENS PUBLICADAS NO SITE DO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPETININGA FAVOR CLICAR NO
LINK acima.








No município paulista de Bofete, a 16 de janeiro de 1914 nascia o menino Antenor de Oliveira Mello Júnior, filho do casal Antenor de Oliveira Mello e Alzira Alves de Almeida Mello. Antenor era bisneto de Joaquim de Oliveira e Silva e Deolinda Rosa de Oliveira, pelo lado paterno, e de Eugênio Lira de Almeida e Francisca das Chagas de Jesus, pelo lado materno, os quais também foram os fundadores de Bofete.




Nas origens genealógicas de Antenor estão as famílias Pinto de Mello, Silva Mello, Oliveira e Silva, Corrêa de Mello, Santana de Mello, Paixão de Mello, Torres de Mello, Caldeira de Mello, Villas Boas de Mello, Bandeira de Mello, Pereira de Mello, entre outras




Antenor nasceu na Fazenda de seu avô coronel Apolinário Alves de Almeida, que pertenceu à antiga “Collectoria Estadual”, tendo ocupado os cargos de agente, coletor, agente dos Correios, ajudante do Procurador da República, Delegado de Polícia, Inspetor Escolar, Tesoureiro da Camara Municipal, todos na cidade de Bofete.




Na grande crise do Café ocorrida nos anos de 1929 a 1930, seu avô coronel Apolinário ficou sem a fazenda e todos, seus pais e irmãos mudaram-se para Itapetininga, vindo a residir na rua Padre Albuquerque, onde possuíam um armazém.




Corria o ano de 1932 e com a eclosão da Revolução Constitucionalista, intensa foi a propaganda em prol do alistamento voluntário da parte de todos os paulistas que em armas poderiam tomar. Tal era o clima de excitação, que o jornal “O Estado de São Paulo” assim se manifestava em seus editoriais do mês de julho daquele fatídico ano:






(...) o Estado transformou-se em uma caserna generalizada e a resposta era uma e única, a clarinada convocadora: “Presente!” Sim. Presente, o paulista de todas as procedências. Presente na entestada contra os exércitos da ditadura. Presente até os derradeiros momentos. Que maiores coisas se fariam por este Brasil, do que essa de oferecer, na ara do sacrifício, a própria vida? Grandes coisas se fizeram. O campo e a cidade, as lavouras e as fábricas se irmanaram na mesma orientação de luta. Homens e mulheres, moços e velhos confraternizaram-se nos vários setores da mobilização. Todos se organizavam e contribuíam com o esforço da luta (...)









Antenor de Oliveira Mello Júnior, com pouco mais de 18 anos atendeu ao chamado do Exército Constitucionalista e, como voluntário, alistou-se em Itapetininga, cidade sede do Exército Constitucionalista do Setor Sul, no recém criado Batalhão “Voluntários de Itapetininga”.









Soldado Antenor do Batalhão "Voluntários de Itapetininga"

Fonte: Acervo da família Oliveira Mello









Designado foi esse batalhão para a região de Gramadinho e depois para o Rio das Almas, em Capão Bonito. O clima de beligerância nesses arraiais seria melhor descrito na reportagem de Stopin e Waldemar Buhr, correspondentes de guerra do jornal “O Estado de São Paulo”:.






(...) O vento causa arrepios, sibila pelos galhos, faz voejar as folhas secas espalhadas na estrada. E nosso carro rodando, rodando... Chegamos em Gramadinho. Precisamos visar, no Posto de Comando do coronel Milton, os documentos de livre trânsito nas zonas de operação. Conversam com o coronel Milton, com o Aristeu Seixas (grande artista , sutil burilador do “ Pôr do Sol”), com o capitão Paiva e com o famoso e valente capitão Affonso Negrão, comandante do trem blindado, na Zona Sul e, a partir daquele momento, passou a dirigir as operações do auto-blindado. Narrando fatos desse auto-blindado, o capitão Affonso diz que, no dia 11 de setembro, realizaram forte ofensiva junto ao rio das Almas. Escoltado pelas tropas, o auto-blindado “14 de julho” arrancou e, inesperadamente, surgiu ao lados dos adversários. A esta aparição intempestiva, precedida de fortíssimo ataque de fuzis e metralhadoras, os inimigos, espavoridos, debandaram, pondo-se em retirada. Os jornalistas desejam visitar as linhas avançadas. São apresentados ao major Rodrigues que os leva até as trincheiras. Junto à ponte que se debruça junto ao Rio das Almas, o major Rodrigues adverte a todos que devem seguir a pé, já que estavam de carro, pois poderiam ser alvejados pelos inimigos. Enveredam-se por uma picada, aberta recentemente, onde tropicam em galhos retorcidos e em troncos mal cortados. Duzentos metros dentro do mato, narram, que a solidão os envolve, que os acoberta, que os agarra impiedosamente, fazendo-os tremerem . Na clareira espiam com receio, temendo que o inimigo ali esteja de atalaia, pronto a atacar. Um pouco mais adiante, chegam às trincheiras repletas de nossos soldados. Ao entardecer, tiros espoucam junto aos jornalistas. O aspirante Salles esclarece que são tiros de inquietação, pois é hora em que o inimigo se prepara para jantar (...)









Meu pai, Antenor de Oliveira Mello Júnior , sempre me contava que tinha lutado nessa região e que a ele, juntamente com seu colega Tibagi, cabia patrulharem o mato, à noite, indo até as linhas inimigas verificar a movimentação de suas tropas e, no retorno, reportavam ao comandante do batalhão o que tinham visto.




Mateiro de primeira linha, sempre chamavam o meu pai de “capitão “, autonomásia a ele conferida por seu professor Hermelino Corrêa, o “Seu Milico”, cunhado do eminente professor Paiva Pereira, de Itapetininga, quando Antenor fora aluno deste em Bofete.




Talvez por seu conhecimento de mato, posteriormente a mim confirmado pelo amigo Waldomiro Benedicto de Carvalho, o “Chuca”, que em caçadas nas matas de São Miguel Arcanjo, dizia nunca ter visto alguém piar o “ macuco ” e andar pelo mato como meu pai Antenor fazia.









(Da esq. para a dir.) soldado Antenor, sargento Chico, soldado

"Marmita" e soldado enfermeiro Mazalai

Fonte: Acervo da família Oliveira Mello









Creio eu que fora por causa dessa habilidade que tenha ele sido escolhido para essas missões de patrulha noturna. Ademais, contava-me meu pai que ele e o Tibagi haviam construído um abrigo, tipo trincheira pequena, junto a uma das pontes sobre o rio das Almas. Fizeram o buraco, cortaram árvores grossas e finas, construíram o abrigo. Desse abrigo saíam ele e o Tibagi para pesquisar a movimentação das tropas gaúchas.




Recordo-me de que quando estava eu construindo minha casa, o pedreiro Firmino ofereceu-me um fuzil que tinha sido usado na Revolução de 32. Perguntei como tinha conseguido tal arma, e ele contou que quando criança brincava muito em um abrigo, junto a uma ponte no rio das Almas e que passava perto do sítio do seu pai




Firmino, quando criança ainda, tinha visto muitos soldados inimigos serem mortos pela metralha dos paulistas. Conta que os corpos abatidos eram enterrados em cova rasa. Depois do término da revolução, ele, seus irmãos e amigos, saiam pelo campo, a procura de cápsulas das balas e em uma dessas idas e vindas, tinha encontrado o fuzil




Em face desse relato, imediatamente levei Firmino para conversar com o meu pai sobre esse abrigo. Papai deu detalhes do espaço e da construção do mesmo, confirmados pelo Firmino. De fato, era o abrigo que construído e ocupado fora pelo meu pai e seu companheiro Tibagi. Eu, só escutando, enchi-me de orgulho




Outrossim, papai, ferido em batalha, foi encaminhado para Itapetininga, medicado, e ao final da revolução, quando retornou para o seio de sua família, Antenor pouco antes de chegar em casa, desmaia na rua Prudente de Moraes e é socorrido pela mãe do Humberto Franci, a senhora Iria Luchesi, de tradicional família de Itapetininga. (Luchesi, Luchini, de Lucca, sobrenome dos originários da região de Lucca-Itália).




Meu irmão Aguinaldo lembra que nossa avó Alzira contava que, nesse dia do desmaio de papai, estava ela na janela de sua casa que dava para a rua quando avistara caminhando em sua direção um moço magro e barbudo, sorridente, e que para sua surpresa constatara ser o Antenor que voltava para casa. D. Alzira, contudo, não o reconhecera, porquanto quando ele seguiu para a revolução, estava um pouco gordo e sem barba.




Dos objetos que pertenceram ao meu pai nessa época, tenho o capacete, uma arma branca, longa e pontiaguda e alguns pentes de balas. Também possuo um periscópio de trincheira e as duas fotos que a seguir ilustram esse texto e, também, as medalhas pelo meu pai recebidas, uma por Honra ao Mérito ao ferimento em batalha recebido e outra pela participação no Movimento Constitucionalista.




Os outros parentes meus que lutaram na Revolução de 1932 foram Euvaldo de Oliveira Mello, ex-secretário da Educação do Governo do Estado de São Paulo, gestão do Governador Carvalho Pinto e, Alcínio Rocha, o “Tio Lico ”, pai da minha prima, professora e advogada Alcina Rocha Peres de Oliveira.









"Tio Lico" veterano da Revolução de 32

Fonte: Acervo da família Oliveira Mello









Nos anos pós-revolução, meu pai Antenor foi químico na Empresa Elétrica Sul Paulista, no município de São Miguel Arcanjo, balconista das Casas Pernambucanas, e depois comerciante com armazém de secos e molhados até que, em 25 de janeiro de 1940, casou-se ele com a professora Amélia Corrêa Franco Mello.




Dos objetos que pertenceram ao meu pai nessa época, tenho o capacete, uma arma branca, longa e pontiaguda e alguns pentes de balas. Também possuo um periscópio de trincheira e as duas fotos que a seguir ilustram esse texto e, também, as medalhas pelo meu pai recebidas, uma por Honra ao Mérito ao ferimento em batalha recebido e outra pela participação no Movimento Constitucionalista.




Recém casados, foram eles residir em um uma região de nome Taquaruçu, nas imediações do município paulista de Registro, na qual estava instalada uma colônia japonesa, onde Antenor e Amélia passaram a ser os únicos habitantes não japoneses. D. Amélia, inclusive, foi ser ali professora e Antenor, agricultor dedicado ao cultivo do arroz.




Durante a Segunda Guerra Mundial, fora Antenor nomeado elemento de ligação entre as autoridades e a colônia japonesa de Taquaruçu, dado a boa relação que ele e sua esposa detinham com os habitantes dali.




Nesse período foi ele também agente recenseador e percorria a toda a região no lombo de seu intrépido cavalo “Gigante”, fazendo pesquisas e desenhando mapas em lâminas de vidro com tinta nanquim vermelha e preta.




Essas lâminas e mapas foram mais tarde doadas ao Museu do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde atualmente existem para o conhecimento das gerações presentes e futuras.




Posteriormente, foram Antenor e D. Amélia residir no Bairro Jacutinga e depois na cidade de Guarei, onde mais uma vez D. Amélia desempenhava as funções de professora primária. Continuava Antenor com as atividades ligadas à agricultura, quando em 1945, ingressou ele no IBGE, ano da fundação deste renomado instituto, no cargo de agente municipal.




Foi no desempenho de suas funções nesse cargo que Antenor tornou-se geógrafo e estatístico, sendo posteriormente transferido para Itapetininga em idêntica função.




Nesta cidade que outrora partira soldado para a Revolução de 32, agora voltara como agente do IBGE, ascendendo aos cargos de agente itinerante, supervisor e por fim delegado regional responsável pelo atendimento de 33 cidades de nossa região.




Aposentou-se ao final dos anos 70, após 35 anos de relevantes serviços prestados ao instituto, ao estado de São Paulo e ao Brasil.




Mas a vida profissional continuaria ainda mais para Antenor, que em 1971, ingressou na Faculdade de Direito da Fundação Karnig Bazarian, em Itapetininga, formando-se Bacharel em Direito no ano de 1975.









Antenor de Oliveira Mello Júnior

Fonte: Acervo da família Oliveira Mello









Aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obteve ele, na cidade de Curitiba, seção do Paraná, seu registro da OAB sob número 7634-1. Foi advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapetininga por 10 anos.




Antenor foi membro da Loja Maçônica Firmeza onde ingressou a 9 de outubro de 1954. Por duas vezes, Antenor ocupou a presidência da Loja, sendo ainda, o Vice-Presidente, Orador, Secretário e também Tesoureiro, atingindo ainda o cargo de Delegado Regional do Grande Oriente de São Paulo para a região de Itapetininga.




Secretário do Grupo de Escoteiros quando o presidente era o “Seu Mimi ”, Antenor foi também secretário da Banda do Rosário, membro da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga por longos anos, tendo trabalhado para a construção do Hospital São José, do qual foi tesoureiro por largos anos.




De outras entidades que pertenceu, cito que papai foi sócio de nº 738 do Departamento de Estradas de Rodagem de Itapetininga (DERAC), sócio da Associação Atlética de Itapetininga, do Clube Venâncio Ayres, do Clube dos Bancários, membro e juiz da Liga Itapetininga de Futebol.




Antenor de Oliveira Mello Júnior faleceu a 24 de junho de 1988, ao 74 anos, de insuficiência cardíaca, em Itapetininga, onde se encontra sepultado.




De seu casamento com a professora Amélia, deixou os filhos Aguinaldo Franco de Oliveira Mello, Annita Franco Mello Cabral e Afrânio Franco de Oliveira Mello.





Na Administração do Prefeito Municipal José Carlos Tardelli, o nome de papai foi dado a rua que liga a cidade a Vila Santana, aquela que passa por debaixo do Viaduto Ex-Ferroviário Durvalino de Toledo.









Viaduto "Durvalino Toledo" na rua "Antenor de Oliveira Mello Júnior"

Fonte: Acervo MMDC Itapetininga









Quis o destino nos pregar essa impressionante e derradeira peça.




Unir nesse local dois soldados constitucionalistas, o herói da Legião Negra, o cabo blindado Durvalino de Toledo e o soldado do Batalhão de Voluntários de Itapetininga Antenor de Oliveira Mello Júnior.




Sem sombra de dúvida alguma, são essas duas sentinelas que deixam muito bem guardada essa entrada da Vila Santana em Itapetininga.






Afrânio Franco de Oliveira Mello

Janeiro de 2013

















.: Notícias recentes sobre o Vet. Antenor de Oliveira Mello Júnior :.











O jornal Folha de Itapetininga Nº 6308 Ano XLIII, em 25 de outubro de 2012, teve artigo publicado sob o título "80 anos da Revolução de 32 em Itapetininga" no qual se fez menção a fatos relacionados com a participação do Vet. Antenor de Oliveira Mello Júnior na Revolução de 1932.











Em 21 de setembro de 2012, ano comemorativo do 80º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello, vice-presidente do 1º NC Paulistas de Itapetininga! As Armas!! prestou homenagem ao seu pai, o Sr. Antenor de Oliveira Mello Júnior, afixando em seu túmulo placa indicativa da condição de veterano que ele teve em vida.















Em 2 de junho de 2012, foi realizada a noite de lançamento e autógrafos do livro ITAPETININGA: HERÓIS FEITOS E INSTITUIÇÕES, publicado pela Gráfica Regional. O livro é composto de dez capítulos sendo um dos quais sobre a história de vida do Vet. Antenor de Oliveira Mello Júnior, intitulado "Um paulista, de pré e às ordens, sempre!" escrito pelo filho o Sr. Afrânio Franco de Oliveira Mello.













Em 23 de Maio de 2012, o Canal TVI 99 NET de Itapetininga apresentou o programa Telescópio cujo entrevista se fez menção a fatos relacionados com a participação do Vet. Antenor de Oliveira Mello Júnior na Revolução de 1932. O link que dá acesso a entrevista é:






http://www.tvitape.com.br/index.asp?run=ultimos&id_video=1934







































14 DE JANEIRO DE 2013

DIA Q U A T O R Z E DE J A N E I R O DE 2013 – SEGUNDA-FEIRA.


76 anos e 18 dias de idade.

Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.

24 anos e 305 dias no Posto de Coronel – 298 meses e 2 dias.

49 anos e 130 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.

1 ano e 191 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 63º MÊS 7º No. 189 54 anos e 224 dias na P M E S P.

9 128 dias CORONEL 21 anos e 31 dias na reserva.

9 685-233 636 9 128-218 736 9 471-235 816.

ESCOLA DE OFICIAIS: 53 anos e 337 dias; 29 668 dias – 712 816 horas.

DIA DE SÃO FÉLIX DE NOLA. De origem síria, era sacerdote. Aprisionado por ocasião das perseguições de DÉCIO e VALERIANO, sofreu com inquebrantável firmeza diversos suplícios, até que foi libertado do cárcere por um Anjo. Mais tarde, recusou, por humildade, o Bispado de NOLA.

DIA DE SANTA VERÔNICA DE MILÃO. Nasceu em BINASCO, nas proximidades de MILÃO, na ITÁLIA. Era de família muito pobre. Não sabia ler nem escrever, mas mesmo assim ingressou no convento das irmãs AGOSTINIANAS DE SANTA MARTA DE MILÃO. Apesar de uma doença que lhe causava muitas dores, não deixou suas caminhadas, de porta em porta, para levar fé e ajuda aos necessitados. Com esforço, sacrificando horas de sono, aprendeu a ler e a escrever sem mestre. Segundo a tradição, recebeu consolo de NOSSA SENHORA ao estar inquieta por não alcançar os resultados desejados. Morreu em 1494.



461 a. de SANTO AMARO, na zona sul da cidade de SÃO PAULO, fundado em 14 de janeiro de 1552. SANTO AMARO é mais antigo do que a própria cidade de São Paulo, que completará 459 anos no dia 25. O bairro nasceu em uma aldeia indígena, catequizada por padres jesuítas. Uma pequena igreja foi erguida e consagrada ao santo português AMARO. O chefe índio da aldeia teria casado uma de suas filhas com um noviço da ordem jesuíta. Um de seus descendentes, BORBA GATO, se tornou bandeirante e um dos maiores orgulhos do bairro. O explorador ficou famoso por ter se exilado no Interior do BRASIL, fugindo da justiça espanhola, e descoberto ouro em MINAS GERAIS. Hoje, a imagem de BORBA GATO é preservada em uma estátua do artista JÚLIO GUERRA, e se tornou símbolo do bairro. Em sua história mais recente, SANTO AMARO ficou conhecido como o lar dos botinas amarelas, imigrantes alemães e austríacos que chegaram na região no século XIX e eram conhecidos por suas botas de couro de baixa qualidade.

229 a. ESTADOS UNIDOS ratificam um tratado de paz com a INGLATERRA encerrando a Revolução norte-americana, em 14 de janeiro de 1784.

204 a. aliança entre INGLATERRA e ESPANHA para lutar contra NAPOLEÃO, cujas tropas haviam invadido a ESPANHA. Essa aliança é assinada em 14 de janeiro de 1809.

161 a. promulgada nova Constituição na FRANÇA, em 14 de janeiro de 1852, outorgando poder a CARLOS LUÍS BONAPARTE.

143 a. nasce RAFAEL DE ABREU SAMPAIO VIDAL em CAMPINAS, no dia 14 de janeiro de 1870. Formado em 1891 pela Faculdade de Direito de SÃO PAULO, exerceu a advocacia em SÃO CARLOS onde, também, abriu uma fazenda de café. Foi um grande defensor da cafeicultura, que julgava a maior riqueza nacional. Na sua carreira política, exerceu os cargos de Vereador da Câmara Municipal de SÃO PAULO, Deputado Estadual, Ministro da Justiça no governo do Presidente RODRIGUES ALVES e Ministro da Fazenda no governo de ARTUR BERNARDES, tendo sido, ainda, fundador e diretor da Sociedade Rural Brasileira. Profundo conhecedor de finanças, fundou em 1912 a Bolsa de Café em SANTOS e a Caixa de Liquidação. Morreu em 13 de julho de 1941.

137 a. GRAHAM BELL patenteia sua invenção, o telefone, em 14 de janeiro de 1876.

133 a. falece em CUIABÁ, MATO GROSSO, em 14 de janeiro de 1880, o ALMIRANTE AUGUSTO JOÃO MANUEL LEVERGER, BARÃO DE MELGAÇO. Militar franco-brasileiro nascido em SAINT MALO, FRANÇA, de importante atuação na defesa das fronteiras brasileiras durante a Guerra do PARAGUAI. Chegou ao BRASIL, com o pai em 1819 e cinco anos depois, ingressou na Marinha Brasileira, como Segundo-Tenente. Participou da campanha da CISPLATINA e depois veio para CUIABÁ onde serviu no arsenal da Marinha por quatro anos e efetuou importantes explorações nos rios CUIABÁ, SÃO LOURENÇO e PARAGUAI. Naturalizou-se brasileiro em 1844 e foi por três vezes presidente da província de MATO GROSSO. Durante a guerra TRÍPLICE ALIANÇA, coube-lhe a defesa de CUIABÁ contra as invasões paraguaias, além do comando de todas as forças terrestres e fluviais da província. Passou para reserva em 1853 no posto de Chefe-da-Esquadra e recebeu o título de BARÃO DE MELGAÇO em 1864. Além da participação política também destacou-se como escritor, geógrafo e historiador. Como geógrafo, deixou várias obras, entre elas apontamentos cronológicos da província de MATO GROSSO, apontamentos para o dicionário corográfico da província de MATO GROSSO e roteiro de navegação do rio PARAGUAI. Produziu também cartas, mapas, plantas hidrográficas, roteiros e memórias.

115 a. falece o escritor inglês, LEWIS CARROLL, autor de “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, no dia 14 de janeiro de 1898. Nasceu em 27 de janeiro de 1832. Além de escritor, o reverendo CHARLES LUTWIDGE DODGSON, nome real de CARROLL, era matemático e pesquisador de lógica que adora criar jogos e adivinhações. LEWIS CARROLL, escritor vitoriano, ficou conhecido como escritor de histórias infantis, mas CARROLL foi muito mais do que um mero escritor. Os dois livros que escreveu com ALICE como personagem principal podem parecer dirigidos para o público infantil à primeira vista, mas não resiste a uma segunda olhada. Cheios de críticas sociais, ironias, citações e “transcriações” como diria o saudoso HAROLDO CAMPOS, CARROLL escreveu duas obras que acabaram dirigidas ao público infantil, mas que só podem ser realmente apreciados por adultos.

114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 14 de janeiro de 1899: discutiu-se, há tempos, mesmo nestas colunas, o projeto de construção de uma linha férrea de bitola estreita, que partindo do LARGO DO RIACHUELO, passasse sob o VIADUTO DO CHÁ, as Ruas de SÃO JOÃO e FLORÊNCIO DE ABREU, marginando o TAMANDUATEÍ e o TIETÊ, atravessasse as estradas INGLESA e SOROCABANA, seguisse pelas vilas CERQUEIRA CÉSAR, CLEMENTINO e acompanhasse o TAMANDUATEÍ até o ponto começado, linha férrea denominada METROPOLITANA PAULISTA.

O doutor ÁLVARO DE CARVALHO, que tão bons serviços prestou ao nosso Estado, no curto período de sua administração na pasta das obras publicas, em documentos oficiais fez notar a utilidade que haveria na construção da primeira parte dessa estrada, isto é, da secção compreendida entre o LARGO DO RIACHUELO e o tramway da CANTAREIRA.

Na Secretaria da Agricultura começou a distribuição de sementes de trigo produzidas neste Estado, cujas primitivas sementes vieram da República da ARGENTINA. O governo fez distribuir esse cereal por pequenas quantidades.

Quando viajavam de FAXINA para CAPÃO BONITO, foram vítimas de um desastre, por ter tombado o carro que os conduzia, o senhor CORONEL EMYGDIO PIEDADE e sua respeitável esposa. O acidente deu-se nas proximidades da ponte sobre o Rio APIAÍ-GUAÇU. Em conseqüência do desastre o senhor coronel PIEDADE e sua esposa receberam diversos ferimentos.

Na Sapataria SPORTMAN, do senhor LEONARDO TEIXEIRA, à Rua DIREITA, duas freguesas deram hoje em pagamento uma nota falsa de 500$000. O senhor LEONARDO deu queixa ao doutor segundo delegado auxiliar.

Os mananciais da BOLÍVIA acham-se quase extintos em conseqüência da extraordinária seca. Calcula-se que só haverá água para dez dias.

O governo espanhol desmente as notícias que têm sido propaladas a cerca da venda das ILHAS CAROLINAS à ALEMANHA.

113 a. no COSTANZI THEATRE, em ROMA, no dia 14 de janeiro de 1900 acontece a première da ópera TOSCA, do italiano GIACOMO PUCCINI (1858-1924). Em três atos, a obra é ambientada na ROMA de 1800 e conta uma trama permeada de intrigas e violência. No centro da peça estão uma cantora lírica, seu amante e um chefe de polícia.

106 a. centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge KINGSTON, a capital da JAMAICA, em 14 de janeiro de 1907.

102 a. (LONDRES) O “MORNING POST” publica em 14 de janeiro de 1911 uma carta de seu correspondente em WASHINGTON, o qual chama a atenção para o interesse crescente que o governo dos ESTADOS UNIDOS tem mostrado ultimamente pelos países da AMÉRICA DO SUL.

101 a. o telégrafo nacional voltou a ser a mais desorganizada e a mais desmoralizada das repartições federais. Todas as reclamações contra a demora na transmissão do serviço da imprensa, sejam elas dirigidas ou não ao ministro da viação, não são atendidas porque o ministro dá o exemplo da indisciplina e da imoralidade. Despachos depositados no RIO às 9 horas da noite, só chegam a SÃO PAULO 4 horas depois. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 14 de janeiro de 1912).

100 a. publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 14 de janeiro de 1913: Exposição de quadros em NOVA YORK; os jornais anunciam que brevemente será inaugurada uma interessante exposição de quadros, adquiridos pelo milionário PIERPONT MORGAN, os quais são avaliados em sessenta milhões de dólares.

99 a. HENRY FORD, fundador da FORD, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro, em 14 de janeiro de 1914.

99 a. erupção do vulcão STRATO, na ilha de SAKURA, no JAPÃO, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas, em 14 de janeiro de 1914.

81 a. nasce o Cel. Ref. ALCIONE PINHEIRO DE CASTRO, em 14 de janeiro de 1932.

77 a. da instalação no BRASIL das COMISSÕES DE SALÁRIO MÍNIMO, no dia 14 de janeiro de 1936.

72 a. nasce a atriz norte-americana FAYE DUNAWAY em 14 de janeiro de 1941.

70 a. presidente norte-americano ROOSEVELT e o primeiro-ministro inglês CHURCHILL iniciam em 14 de janeiro de 1943 uma conferência de guerra em CASABLANCA.

68 a. do casamento do CORONEL PM Ref. DIVO BARSOTTI (falecido), em 14 de janeiro de 1945.

62 a. nasce a atriz CARMEN ELÍAS, em 14 de janeiro de 1951.

60 a. da eleição do MARECHAL JOSEF BROZ TITO como primeiro presidente da FEDERAÇÃO IUGOSLAVA, em 14 de janeiro de 1953. Graças à sua forte liderança, as seis pequenas repúblicas que formavam o país mantiveram-se unidas mesmo depois de sua morte. Em 1991, a SÉRVIA não aceitou a indicação de um presidente croata. Teve início, então, o fim da antiga IUGOSLÁVIA.

59 a. musa do cinema MARILYN MONROE casa-se com o jogador de beisebol JOE DiMAGGIO, em 14 de janeiro de 1954. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e muito ciumento.

56 a. falecimento do autor norte-americano HUMPHREY BOGART, em 14 de janeiro de 1957. BOGART tinha 57 anos e atuara em 75 filmes. Nem sempre era, na vida real, o que aparentava ser, no cinema: misantropo, durão, impaciente, pragmático, iracundo. A viúva LAUREN BACALL garante: “Ele era romântico e muito emotivo, daqueles que choram em casamento”. Mas a imagem que dele ficou e seu mito consolidou como sendo um sujeito inflexível, sem rodeios, curtido pelo ceticismo, sempre pronto para puxar uma briga, e em cujos olhos brilhava o que um poeta definiu como “a luz das batalhas”. Não tinha pinta de galã, nem físico para as refregas em que se metia, mas, como inventou o jeito cool de ser e interpretar, ficou com as chaves do reino. Seu modelo de integridade era, como sua voz, pessoal e intransferível. Quando sorria, só o lábio inferior se movia. O superior, imobilizado por uma cicatriz de guerra, calibrava o ceceio. Sua urbana rusticidade podia até ser uma fachada, para espantar os chatos e isolar seu melindroso coração, mas há testemunhos de que se podia acender um fósforo riscando-o em seu queixo, mesmo quando BOGIE estava de traje a rigor. Seu pique de popularidade, em vida, foi entre 1943 e 1949. Seu único OSCAR, porém, só viria em 1952, por conta das rabugices de CHARLIE ALLNUT, o barqueiro pinguço que encarnou em UMA AVENTURA NA ÁFRICA. Três anos depois, ei-lo de volta aos TOP 10; tarde demais para quem só tinha dois anos de vida pela frente. O câncer que lhe devastou o esôfago precisou de apenas onde meses para reduzi-lo a um farrapo humano, pesando 36 quilos, de olhos esbugalhados e hálito repugnante. “Foi o preço que paguei por ter trocado o uísque pelo Martini”, pilheriou em seu leito de morte. BOGIE bebia além do recomendável – e ainda reclamava de que o resto da humanidade estava sempre três drinques atrasado. Fumando, de quebra, três maços de CHESTERFIELD por dia, o que mais podia esperar? Entre seus filmes: ACOSSADO, SONHOS DE UM SEDUTOR, A TRÁGICA FARSA, RELÍQUIA MACABRA, À BEIRA DO ABISMO, UMA AVENTURA NA MARTINICA, O TESOURO DE SIERRA MADRE, NO SILÊNCIO DA NOITE. Na mais terna lembrança que dele se conserva é a luz do dia, debaixo de chuva, num cemitério italiano, prestigiando os funerais de MARIA VARGAS, a CONDESSA DECALÇA, imortalizada por AVA GARDNER. Mas não há dúvida de que a noite era a sua melhor moldura.

54 a. ABELARDO RIBEIRO PAIVA invadiu a igreja de SANTA TEREZINHA, em HIGIENÓPOLIS, em 14 de janeiro de 1959 e protagonizou um trágico episódio, no momento em que sua amada, a professora de inglês SYLVIA ROSALINA PINTO SAMPAIO, então com 28 anos, se casava com o empresário SÍLVIO MARCHIONI, de 30 anos. Ele esperou o final da cerimônia e descarregou um revólver 32 contra o casal. Matou o rival com tiros no olho e no peito e baleou SYLVIA na perna e nas costas. ABELARDO chegou a ser espancado pelos convidados na igreja. Preso, foi condenado a 22 anos de reclusão – ficou 19 anos em manicômio judiciário e três numa casa de reclusão. Em 2008, presta depoimento a um jornal por ocasião da tragédia de SANTO ANDRÉ. Faz 28 anos que está em liberdade. Aposentado, ABELARDO vive sozinho. Com dificuldades para andar, passa a maior parte do tempo em casa. Ele nunca quis se casar. O psiquiatra ABELARDO diz que ficou impressionado com o seqüestro de ELOÁ. Na opinião dele, LINDEMBERG, o ex-namorado, é psicopata. “O caso deles é diferente do meu. Eu estava apaixonado, tive uma perturbação mental e agi por impulso. Já o rapaz, não. Ele planejou o crime, bateu na menina, amarrou, bateu na menina, atirou nos policiais que não tinham nada a ver com o caso, feriu a amiga da ex-namorada. Uma pessoa que faz isso não ama”, analisa. ABELARDO acompanhou atentamente o drama de ELOÁ e se emocionou com o trágico desfecho. “Fiquei com muita pena da menina. Ela tinha apenas 15 anos, não viveu nada”.

O médico afirma, com base em sua experiência de 22 anos na cadeia, que os verdadeiros criminosos não são os que estão presos, mas sim aqueles que agem dentro da lei e que a polícia nunca terá chance de pegar. Ele dá exemplos: “Quem é mais criminoso, o que rouba ou o industrial que polui a atmosfera, a água dos rios, o solo e, com isso, provoca a morte lenta de centenas de pessoas? Ou aqueles que falsificam remédios sem pensar na saúde dos que precisam deles?”, pergunta.

53 a. JÂNIO QUADROS, candidato à Presidência da República pela UDN (UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL), encontra-se em campanha eleitoral no PARÁ. Em 14 de janeiro de 1950, em um comício em SANTARÉM, JÂNIO criticou o governo federal e abordou os problemas da região. Na capital, BELÉM, o ex-governador paulista discursou, concedeu entrevista à imprensa e andou pelas ruas. Permanecerá dois dias na região e deverá realizar mais uma série de 20 comícios em diversas cidades do interior.

53 a. cerca de 500 personalidades do mundo econômico e financeiro norte-americano percorrem a AMÉRICA LATINA a bordo de um dos mais luxuosos vapores construídos no pós-guerra, o ROTTERDAM. O navio ficou atracado em 14 de janeiro de 1950 no porto de SANTOS e, à noite, seguiu rumo ao RIO.

52 a. da publicação no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, em 14 de janeiro de 1961, sobre a greve na FORÇA PÚBLICA: “ALASTROU-SE A VARIAS UNIDADES DA FP A GREVE DEFLAGRADA ONTEM PELOS BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Irrompida pouco depois das 8:30 horas da manhã, a greve dos bombeiros da Capital – em sinal de protesto contra o nível de seus soldos – ganhou corpo durante todo o dia, alastrando-se pelas unidades com sede no Interior do Estado. Houve adesões na FORÇA PÚBLICA, paralisando inclusive parte do policiamento ordinário da cidade, a cargo da RÁDIO PATRULHA (22 das 144 viaturas) e, ao terminar a jornada, o movimento transformou-se numa greve “por tempo indeterminado”. Trinta detenções –aspirantes e oficiais– foram efetuadas, cinco chamados de incêndio (só na zona centro) deixaram de ser atendidos, além de uma ocorrência em GUARULHOS em que o corpo de um menor afogado não pôde ser retirado da água. As últimas horas da noite de ontem surgiram os primeiros informes segundo os quais, além das trinta prisões, tornadas públicas, dois ônibus lotados de oficiais detidos haviam sido enviados à SOROCABA, embora fontes oficiais não confirmassem a notícia. Às 15:40 horas de 13 de janeiro, o Comandante do CORPO DE BOMBEIROS, CORONEL MILTON MARQUES DE OLIVEIRA, saiu do QG dos Bombeiros e dirigiu-se ao da FORÇA PÚBLICA onde passou a conferenciar com o comandante-geral, o CORONEL do Exército Brasileiro OLDEMAR FERREIRA GARCIA (nomeado por decreto de 7 de janeiro de 1961) e com o chefe do Estado-Maior. Pouco antes das 17 horas o coronel saiu do QG como portador de um apelo a ser dirigido à Corporação em favor da disciplina. O comandante mandou reunir a tropa no pátio do QG. Houve de início resistência dos oficiais e soldados que se encontravam nas imediações, e não desejavam ingressar, desejando antes que o comandante fosse a eles. Depois de alguma hesitação e conduzidos por um tenente, os milicianos reuniram-se, afinal, no pátio interno, onde o CORONEL MILTON MARQUES DE OLIVEIRA lhes dirigiu a palavra. As palavras do comandante foram acolhidas com serenidade, mas não logrou reprimir a greve que, a partir de então, ganhou características de movimento por tempo indeterminado. Logo em seguida, chegou ao QG o presidente do CLUBE DOS SARGENTOS DA FORÇA PÚBLICA, o qual informou que o movimento tinha a solidariedade de todos os sargentos da FORÇA. Às 18 horas, chegou ao QG o CORONEL COSTA JÚNIOR, comandante do 9 º Batalhão de Policiamento que, em companhia de toda a oficialidade da unidade, resolveu solidarizar-se com o movimento. Interpelado se toda a unidade entrara também em greve ou se apenas hipotecara solidariedade moral, respondeu: “O canário na muda não canta. E eles estão na muda”. Quando retornou à tarde para o QG, o carro que conduziu o comandante da FORÇA PÚBLICA foi seguido por uma perua. Mas os soldados que se achavam à frente do edifício, julgando que o veículo conduzia milicianos presos, montaram verdadeira barreira humana para impedir o seu ingresso no QG. À circulação do boato de que um choque da FP iria dispersá-los, instalaram as mangueiras e prepararam quatro guarnições, dispondo-se a enfrentar qualquer choque com jatos d´água. Foi o momento de maior tensão no curso dos acontecimentos do dia. O povo, do lado de fora, também em ambiente de tensão, se pôs a aplaudir a formação da defesa improvisada. Pouco depois das 17 horas compareceu ao QG uma comissão de líderes sindicais, acompanhados de um deputado. Às 20 horas, foi retirada a ESCADA MAGIRUS que os bombeiros haviam erguido em frente do prédio do CORPO DE BOMBEIROS, tendo no alto uma bandeira preta. Também o clarim aderiu a greve. Os toques ordinários deixaram de ser dados, a partir do toque de revista, ao meio-dia.

O CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL DJALMA ARANTES, confirmou as notícias de PRONTIDÃO GERAL na FORÇA PÚBLICA e guarda redobrada no PALÁCIO.

Cerca das 22 horas, o GENERAL STÊNIO CAIO DE ALBUQUERQUE LIMA, comandante do II EXÉRCITO, esteve nos CAMPOS ELÍSIOS, a chamado do governador. Nada transpirou da conversa mantida entre ambos, sabendo-se apenas que foi tratada a situação criada na FP com a greve dos bombeiros.

Às 23 horas, o CAPITÃO SIDNEI GIMENEZ PALÁCIOS, comandante do 5º BC, de TAUBATÉ, que se encontrava no QG do CORPO DE BOMBEIROS, informou à reportagem que o BATALHÃO DE GUARDAS aderiu ao movimento, abrindo os portões da unidade, sem rendição da tropa.

À tarde, o BATALHÃO DE TRÂNSITO da FORÇA PÚBLICA aderiu ao movimento e os guardas abandonaram os semáforos e o policiamento de trânsito. Diante da crise eclodida na FORÇA PÚBLICA, o governador do Estado convocou para ontem à noite uma reunião das principais autoridades do Estado, a fim de estudar o assunto. Cerca das 22 horas teve início essa reunião, que durou até às 23 horas. À saída, a reportagem interrogou o Comandante do II EXÉRCITO, GENERAL STÊNIO CAIO DE ALBUQUERQUE LIMA, que afirmou ter examinado, com o governador e demais autoridades do governo, a situação da crise na FORÇA PÚBLICA. Interrogado se era iminente a intervenção do EXÉRCITO, informou que por enquanto, não cogitava do assunto. Obtiveram-se também do Comandante da FORÇA PÚBLICA, as seguintes informações: 1º) a FP tentará debelar com seus próprios recursos a crise, sem recorrer ao EXÉRCITO; porém, se isso não for possível a intervenção do EXÉRCITO se dará; 2º) A “greve branca”, na sua opinião, continua a mesma; 3º) Não houve propriamente prisão de oficiais do Corpo de Bombeiros, mas apenas de praças e soldados; 4º) Quanto a situação em si, naquelas dependências da FORÇA, disse que o foco de greve permanecia o mesmo. Acentuou, finalmente, que a situação ainda é obscura. Outro participante da reunião de ontem à noite nos CAMPOS ELÍSIOS foi o BRIGADEIRO FARIA LIMA, que ao deixar o PALÁCIO, não quis confirmar nem desmentir as notícias de mediação no caso da FORÇA PÚBLICA. O CORONEL HUGO ALMEIDA PORTELA, Comandante do 2º BP, e o MAJOR ÊNIO COLAÇO FRANÇA, comandante do 12º BP, entregaram-se ao comando da FORÇA PÚBLICA por não pretenderem participar do movimento.

Após receber informações do governador CARVALHO PINTO sobre a crise na FORÇA PÚBLICA, o ministro ODÍLIO DENYS entrou em contato com o ministro ARMANDO FALCÃO, da Justiça, com quem tratou do assunto, discutindo providências.

À zero hora de 14 de janeiro, todos os carros (ou quase todos) dos diversos distritos do CORPO DE BOMBEIROS, foram levados para o QG da Corporação, totalizando 63 veículos e 4 escadas MAGIRUS.

Aos 40 minutos de hoje continuavam as reuniões governamentais para cuidar da crise da FORÇA PÚBLICA. Nos CAMPOS ELÍSIOS, na ala residencial do PALÁCIO, além do governador, estavam reunidos o secretário da Segurança Pública, FRANCISCO JOSÉ DA NOVA; JOSÉ BONIFÁCIO NOGUEIRA (Agricultura), MÁRCIO PORTO (Governo), HÉLIO BICUDO e HÉLIO DAMANTE, auxiliares do chefe do Executivo. Já no Quartel General da FORÇA PÚBLICA, para onde retornou dos CAMPOS ELÍSIOS, o seu comandante, com ele tratavam do assunto todo o Estado-Maior da FP e comandantes de departamentos da milícia, inclusive do CORPO DE BOMBEIROS.”

Ontem, dia 13, pela manhã, iniciada parcialmente a greve na CMTC –setor de ônibus– motivada pelo atraso de pagamento. O setor de bondes não foi afetado e não se fala, ainda, em greve.

49 a. falece GALILEO EMENDABILI. Nasceu em 8 de maio de 1898. Morre no dia 14 de janeiro de 1964.

49 a. JACQUELINE KENNEDY faz sua primeira aparição pública na TV, no dia 14 de janeiro de 1964, desde o assassinato de seu marido, JOHN KENNEDY, presidente dos ESTADOS UNIDOS, em novembro de 1963.

48 a. primeiros-ministros da IRLANDA e da IRLANDA DO NORTE se reúnem pela primeira vez em 43 anos, no dia 14 de janeiro de 1965.

47 a. lançado o disco CAN´T HELP THINKING ABOUT ME, o primeiro de DAVID BOWIE, em 14 de janeiro de 1966.

46 a. nasce a atriz EMILY WATSON, em 14 de janeiro de 1967.

43 a. falece o primo de meu pai, EDMUNDO VENTURA, no dia 14 de janeiro de 1970.

39 a. GENERAL ERNESTO GEISEL é escolhido presidente da República por eleição indireta, em 14 de janeiro de 1974.

38 a. nasce o colega do PAULO CÉSAR, conhecido pelo apelido de PINGO, no dia 14 de janeiro de 1975.

37 a. do CPI-7 (SOROCABA). Foi criado no dia 14 de janeiro de 1976.

36 a. falece o escritor HENRI GEORGE CLOUSOT, em 14 de janeiro de 1977.

34 a. das anotações feitas em 14 de janeiro de 1979: leio muito neste domingo: ANATOLE FRANCE – BALTAZAR; MACHADO DE ASSIS – MISSA DO GALO; GUILHERME DE ALMEIDA – O VIGILANTE; DAPHNE DE MAURIER – FELIZ NATAL; WALDO FRANK – BOAS FESTAS; MARIO DE ANDRADE – O PERU DE NATAL; COELHO NETO – FIRMO, O VAQUEIRO; O. HENRY – OS PRESENTES DOS MAGOS; HELENA SILVEIRA – NATAL DA MENINA MARTIRIZADA; ARCÁDIO AVERCHENKO – UM ASSUNTO VULGAR; VIRGÍLIO VARZEA – CONTO DE NATAL; SELMA LAGERLOF – A NOITE SANTA; VALDOMIRO SILVEIRA – SAUDADES DE NATAL; CARLOS MALHEIROS DIAS – A CONSOADA; MIROEL DA SILVEIRA – PRESENTE DE NATAL; D. JOÃO DA CÂMARA – CONTO DE NATAL; MEDEIROS E ALBUQUERQUE – O ÚLTIMO PRESENTE DE PAPAI NOEL; GEORGE LENOTRE – CAIDO DO CÉU e GARCIA REDONDO – PARA MELHOR MUNDO.

32 a. das seguintes manchetes do JORNAL DA TARDE, edição de 14 de janeiro de 1981: O ‘JT’ destacava que grupos rebeldes se manifestavam contra a ditadura de JOSÉ NAPOLEÓN DUARTE em EL SALVADOR. A edição ainda divulgava que ERASMO MARTINS, secretário da Justiça do RIO DE JANEIRO, e ABI-ACKEL, ministro da Justiça, se encontraram para discutir a crescente violência no RIO, além de noticiar a derrota do CORINTHIANS, para o SPORTING de LISBOA (1 a 0), pelo TORNEIO DOS REFLETORES.

31 a. falece o cineasta MARCEL CAMPOS, em 14 de janeiro de 1982.

31 a. do enterro de minha filha MARIZE DE CAMPOS VENTURA no túmulo da família FONSECA, na cidade de POÁ. Recebi enorme apoio da polícia militar, principalmente dos oficiais que trabalham comigo.

27 a. da operação do primo de minha mãe, CLÓVIS VINCENT, no dia 14 de janeiro de 1986.

27 a. falece a atriz DONNA REED, em 14 de janeiro de 1986.

26 a. das anotações feitas em 14 de janeiro de 1987: neste sábado é noticiada a inflação do mês de janeiro, ficando em 16,82%, superando o recorde de 16,23% registrado em janeiro de 1986 e disparando o gatilho salarial pela segunda vez.

O Ministro do Planejamento, JOÃO SAYAD, saiu ontem, ao meio-dia, do Instituto do Coração, onde ficou internado por uma semana, com meningite. Não está totalmente curado. Ficará em SÃO PAULO mais uma semana, descansando em sua casa. Não quer falar sobre a alta dos juros e da demissão de FERNÃO BRACHER do BANCO CENTRAL.

O assaltante LEONIL DIAS DE OLIVEIRA, trazido ontem para SÃO PAULO, começou a contar tudo sobre o seqüestro e morte do empresário OSÓRIO BACCHIN e mudanças começaram a ocorrer na polícia. Seis investigadores da Delegacia de Roubos do DEIC foram afastados, acusados de envolvimento no seqüestro. O delegado JACYR DAMIANI foi apontado como participante na elaboração do plano. LEONIL afirmou: “agora sou um homem morto.”

O empresário e apresentador de televisão SÍLVIO SANTOS foi internado ontem no Pronto Socorro de Cardiologia da UNICOR, onde está sendo submetido a uma série de exames.

Bilhete do Metrô sobe para 2,50 cruzados e o do trem metropolitano da FEPASA vai a 1,50 cruzados.

Passo um sábado relativamente tranqüilo. À tarde, levo LUCINDA e PAULO CÉSAR à casa de dona ESMERALDA, na VILA BUENOS AIRES. Com o senhor JOSÉ, esposo de dona ESMERALDA, assisto notícias na TV GLOBO e um capítulo da novela RODA DE FOGO. Hoje também passou o último capítulo (reprise) da novela LOCOMOTIVAS.

Às 22 horas, retornamos para GUARULHOS. LUCINDA ainda vai à casa do nosso vizinho, Sr. LUÍS. Está completando 45 anos e sua filha 16.

Continuo lendo O REI DE FERRO, de MAURICE DRUON.

O governador FRANCO MONTORO presidiu hoje, às 10 horas, a inauguração do INSTITUTO LATINO-AMERICANO (ILAM) e da CASA DA CULTURA LATINO AMERICANA, à Rua COLÔMBIA.

O governador eleito de SÃO PAULO, ORESTES QUÉRCIA, diz em CAMPINAS que na segunda-feira, dia 16, anunciará os primeiros nomes de seu secretariado.

23 a. programa de televisão OS SIMPSONS estréia no CANAL FOX, nos ESTADOS UNIDOS, em 14 de janeiro de 1990.

22 a. falecem: o radialista CÉSAR DE ALENCAR e o 2º Tenente Ref. IZAC FERREIRA LOBO, em 14 de janeiro de 1991.

22 a. da assunção minha do Comando do CPAI-8, Região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e de uma viagem de avião que fiz para esse local com o CORONEL RAIMUNDO, tenente MONTE OLIVA, piloto do avião, PROCÓPIO, co–piloto e tenente OTERO, escrivão de um IPM que o Coronel RAIMUNDO foi fazer no município de FERNANDÓPOLIS, para apurar desmandos do Coronel MAPELLI, comandante anterior do CPAI-8. Foi no dia 14 de janeiro de 1991. Permaneci no Comando do CPAI-8 até abril de 1991, quando fui transferido para o CAES, minha última Unidade no serviço ativo da PMESP. Em 2007, o piloto do avião que me conduziu até SÃO JOSÉ DO RIO PRETO em 1991, era o TENENTE-CORONEL PM MONTE OLIVA, Comandante do 12º BPMM, encarregado da área onde fica o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA, mantendo vários contatos com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Já na reserva, encontro o CORONEL PM Res MONTE OLIVA no CENTRO MÉDICO, em 4 de janeiro de 2008.

21 a. falece o Tenente-Coronel GÉRSON CORDEIRO VAZ, em 14 de janeiro de 1992.

19 a. da quinta edição do HOLLYWOOD ROCK. Um técnico da empresa PROMOTER, que organizou o evento, caiu de uma estrutura metálica quando instalava equipamento para o show. Ele foi atendido com traumatismo cranioencefálico. O festival começou com o tradicional empurra-empurra na hora da abertura dos portões. Em 14 de janeiro de 1994.

19 a. presidentes da RÚSSIA, BÓRIS YELTSIN, e dos EUA, BILL CLINTON, firmam em MOSCOU, em 14 de janeiro de 1994, com o presidente da UCRÂNIA, LEONID KRAVCHUK, um acordo para eliminar todos os mísseis nuclares estratégicos ex-soviéticos.

18 a. falece o Tenente-Coronel PM Ref RAIMUNDO ARY DE MENEZES, em 14 de janeiro de 1995.

18 a. falece o pai do Sr. LUIZ, um dos nossos vizinhos, no dia 14 de janeiro de 1995.

17 a. falecem: JOÃO CONDE e o cineasta RUBEM BIÁFORA, em 14 de janeiro de 1996.

17 a. socialista JORGE SAMPAIO é eleito presidente de PORTUGAL, em 14 de janeiro de 1996.

17 a. empresário ÁLVARO ARZU, um político de direita, assume o poder como novo presidente da GUATEMALA, em 14 de janeiro de 1996.

16 a. da posse do General de Exército JOUBERT DE OLIVEIRA BRÍZIDA no Comando do EXÉRCITO SUDESTE, em 14 de janeiro de 1997. Saia o General Ex. PAULO NEVES DE AQUINO. Na posse do GENERAL JOUBERT foram condecorados com a ORDEM DO MÉRITO MILITAR ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES e RICARDO LOPES CASTELLO BRANCO pelo Exmº Sr Ministro do Exército, GENERAL-DE-EXÉRCITO ZENILDO DE LUCENA. Em 25 de agosto de 1998, o General BRÍZIDA passou o comando para o General de Exército LICÍNIO NUNES DE MIRANDA FILHO. O General LICÍNIO deixou o COMANDO SUDESTE em 16 de maio de 2000, assumindo o General de Exército ARBY ILGO RECH. No dia 9 de maio de 2001, o General RECH passou o comando para o General de Exército FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE. No dia 3 de janeiro de 2003, o General ALBUQUERQUE assumiu o comando do EXÉRCITO, em BRASÍLIA, convocado pelo Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O GENERAL SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO assumiu o Comando do EXÉRCITO SUDESTE, substituindo o GENERAL ALBUQUERQUE, no dia 31 de janeiro de 2003. Quem lhe entregou o bastão de Comando foi o GENERAL-DE-DIVISÃO MARCO ANTÔNIO TILSCHER SARAIVA. No dia 13 de abril de 2005, o GENERAL CORDEIRO passava o Comando ao GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO. No dia 13 de abril de 2007, o GENERAL-DE-EXÉRCITO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO entrega o COMANDO SUDESTE ao GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER. No dia 15 de abril de 2010 o GENERAL ESPER passa o Comando para o GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CARLOS VILELA MORGERO. No dia 16 de março de 2011 assumia o Comando Sudeste o GENERAL-DE-DIVISÃO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO em lugar do GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CARLOS VILELA MORGERO. Depois o GENERAL ADHEMAR era promovido a GENERAL-DE-EXÉRCITO.

16 a. das anotações em 14 de janeiro de 1997: este mês de janeiro tem apresentado fortes pancadas dágua. O nosso vizinho do fundo ainda não mandou acertar a problemática de sua construção, na divisa do cômodo onde está minha biblioteca. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai falar com o pedreiro, explicando que uma pancada mais forte de chuva poderá ocasionar novos transtornos na biblioteca. Não estou bem nesta manhã de terça-feira. Mesmo assim vou dar uma aula na AGÊNCIA BUNS, com a ajuda de HART e NICOLA. No BANESPA encontro com o Sub-Comando dos Bombeiros, CORONEL PM RENATO e TENENTE SALTORATTO, também dos bombeiros. No MMDC o estatuto da Sociedade já está no computador, revisado pela Comissão que estudou a sua reforma. Também a Ata da última reunião do Conselho Supremo fica pronta. O CORONEL CANAVÓ irá nesta noite na posse do novo Comandante do Comando Sudeste, GENERAL JOUBERT. Está saindo o GENERAL-DE-EXÉRCITO PAULO NEVES DE AQUINO. Chove bastante à tarde. Tenho dificuldade para ir até a RUA GUAIANASES, onde embarco no EXPRESSO BRASILEIRO. LUCINDA conta-me que hoje recebeu a visita de sua velha amiga BETH. Veio acompanhada da filha NÉIA e de um netinho de 7 anos. O senhor LUIZ retira da biblioteca os plásticos que serviram para proteger os livros contra a infiltração de água na laje, causada pela construção de um sobrado nos fundos da biblioteca. O rufo foi colocado hoje. O pedreiro também rebocou a parede do sobrado. Parece que está sanado o problema. Hoje choveu forte e nada aconteceu. Pelo menos 39 pessoas morreram e 39 ficaram feridas, algumas gravemente, quando um ônibus lotado de passageiros caiu de uma ponte sobre a parte lamacenta do RIO NILO, na capital egípcia. O primeiro-ministro de ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU e o presidente da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, YASSER ARAFAT, se reuniram à noite para tentar fechar um acordo sobre HEBRON e uma retirada de tropas da CISJORDÂNIA, após vários meses de negociações. O Tribunal de Cassação italiano vai se reunir em 10 de fevereiro para decidir qual tribunal-civil ou militar. Vai julgar novamente o ex-capitão nazista ERICH PRIEBKE. Morreu atropelado numa esquina do Largo SÃO JOÃO CLÍMACO, no IPIRANGA, pobre, bêbado e esquecido o ex-lateral esquerdo do PALMEIRAS, CELSO FERREIRA.

Vinte e nove policiais militares acusados de matar por asfixia 18 detentos, na cela de uma delegacia, durante o Carnaval de 1989, foram punidos pelo 1º Tribunal do Júri de São Paulo. O processo ainda não foi concluído, mas, a pedido do promotor CLILTON DOS SANTOS, o juiz DÁCIO GIRALDI determinou o afastamento dos PMs do patrulhamento das ruas, por considerar que isso poderia atrapalhar o processo. O crime aconteceu dia 5 de fevereiro de 1989. Houve rebelião no 42º Distrito Policial (PARQUE SÃO LUAS) e os policiais obrigaram 51 detentos a entrar numa cela sem ventilação, de 4,5 metros quadrados. Três horas mais tarde, a cela foi aberta. Apenas quatro presos saíram andando. Nove estavam mortos. Outros nove morreram pouco depois. Os demais apenas desmaiaram. Há seis meses o processo saiu do Tribunal de Justiça Militar e foi remetido à Justiça comum. Três policiais civis envolvidos no massacre foram julgados. Dois foram condenados e um, absolvido.

15 a. canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio WARNER BROTHERS a quantia de 13 milhões de dólares por episódio da série ER, em 14 de janeiro de 1998. Outras anotações nesta data: numa manhã muito quente, onde não tenho ânimo para trabalhar, reúno-me com STEFANI, ALVES, LOPES e WESLEY e estabelecemos premissas para a OPERAÇÃO NACIONAL II. Nesta quarta-feira não temos notícias da OPERAÇÃO NACIONAL. Um relatório deverá ser apresentado na próxima sexta-feira, dia 16. Confirmo com minha prima CARMEM uma missa pelo 16º aniversário do falecimento de minha filha MARIZE. Será às 19:30 horas na Igreja de VILA AUGUSTA. O veterano PAULINO visita-nos nesta tarde. O CORONEL CANAVÓ mostra um convite para a posse da diretoria que irá dirigir a AORPM até o ano 2000. Essa posse será realizada no dia 25 de janeiro, por volta das 15:30 horas.

Em GUARULHOS, quando chego, encontro dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA, pronta para regressar ao seu lar. LUCINDA quer que eu a leve para sua casa. Sua mãe esteve conosco desde 26 de dezembro do ano passado. Ela já está curada de sua quarta pneumonia. Na residência de dona ESMERALDA conversamos com: DORA, JOSÉ, ALEXANDRE e KELLEN CRISTINA. O JOSÉ, irmão da LUCINDA, sem poder trabalhar por causa de seu joelho, cuida da reforma de um quarto de sua residência. Em seguida, às 19 horas, vou à casa de TIA COTA e CARMEM. Conduzo-as à igreja SANTO ANTÔNIO DE LISBOA. O padre MÁRIO reza uma missa em intenção pela alma de minha filha MARIZE, falecida em 13 de janeiro de 1982. Relembramos a triste sina da MARIZE, doente desde os seus 13 anos de idade. Sofreu durante nove anos. Sua morte foi um alivio para seus padecimentos nesta Terra.

GUSTAVO KUERTEN venceu hoje o americano PETE SAMPRAS, número 1 do mundo e dono de dez títulos de GRAND SLAM, pelo KOOYON CLASSIC, torneio-exibição preparatório para o ABERTO DA AUSTRÁLIA. Agora ele enfrentará o australiano MARK PHILLPPOUSSIS. Se vencer, decidirá o título.

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR: PONTE PRETA 2 x SANTO ANDRÉ 1; CORINTHIANS 0 x DESPORTIVA 1; BRAGANTINO 2 x VASCO 1; INTERNACIONAL 1 x SANTOS 0; FLUMINENSE 2 x PAULISTANO 1; GOIÁS 1 x LOUSANO PAULISTA 0.

O senador ONOFRE QUINAN morreu hoje às 4 horas, de embolia pulmonar. O corpo está sendo velado no Salão Negro do Congresso. Aos 71 anos, GUINAN era o dono do grupo ONOGÁS, um dos maiores distribuidores de gás de cozinha do País, e de uma rede de lojas. Ele entrou na vida política na década de 1980, pelas mãos do então governador de GOIÁS e hoje ministro da Justiça, ÍRIS REZENDE. Casado com a deputada federal LYDIA QUINAN, era pai de quatro filhos.

14 a. enterro do General Ref. NELSON WERNECK SODRÉ, falecido em 13 de janeiro de 1999. Intelectuais juizforanos recebem com pesar a morte de Nelson Werneck Sodré. Luiz Sergio Henriques assim se pronunciou sobre a morte de WERNECK SODRÉ em 15/01/99:

A morte de Nelson Werneck Sodré priva nossa cultura de um trabalhador intelectual na verdadeira acepção do termo. Nascido em 1911, Sodré deixa um legado de mais de meia centena de títulos publicados, abrangendo campos tão distintos como a história política, a história militar, a literatura, a geografia, a história do jornalismo, a memorialística, a intervenção política imediata, etc. Mas sempre com um eixo comum: aprofundar o conhecimento do Brasil, numa visão ao mesmo tempo crítica e apaixonada, porque voltada para as possibilidades de transformar o país num sentido democrático e socialista.

Sodré foi um destes raros intelectuais capazes de construir uma imagem do Brasil: polêmica em certos aspectos, questionável em outros (como na conhecida tese da feudalidade), mas sempre inestimável. Um intelectual "público", este tipo cada vez mais raro de intelectual que serve de referência teórica e política para seus contemporâneos.

Estudioso de prestígio, homem do Iseb, militante do Partido Comunista Brasileiro, marxista, soldado, cidadão honrado, fiel a suas convicções, num tempo em que o canto da sereia liberal enleva a tantos com passado de esquerda, num espetáculo triste de transformismo político: de Sodré não se pôde nunca ouvir este pífio "esqueçam o que escrevi".

E um de seus livros mais conhecidos e úteis é "O que se deve ler para conhecer o Brasil": com certeza, muitos livros de Nelson Werneck Sodré já se tornaram indispensáveis para se conhecer o Brasil. Coroação maior para uma vida, impossível.

O juizforano Luiz Sergio Henriques é editor da página Gramsci e o Brasil, em www.artnet.com.br/~gramsci

Sobre Nelson Werneck

Nelson Werneck Sodré, historiador, 87.

Desde o lançamento do seu primeiro livro, "História da Literatura Brasileira - Seus Fundamentos Econômicos", em 1938, o historiador Nelson Werneck Sodré tentou traçar um perfil da sociedade brasileira. Sempre com uma perspectiva econômica da história, Sodré deu importante contribuição para a historiografia nacional.

Sodré foi professor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde ocupou a chefia do curso de História Militar. Foi um dos fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) nos anos 50, órgão de assessoria do governo federal. O historiador teve os direitos políticos cassados em 1964 durante o regime militar por não apoiar o golpe e manter suas posições em defesa do marxismo. Entre seus livros mais conhecidos está "História da Burguesia Brasileira".

A Editora Grahia, do Rio de Janeiro, vinha desde 1995 republicando os principais livros do autor como "Panorama do Segundo Império", lançado em 1939. Em 1995, Werneck doou à Biblioteca Nacional seu acervo de documentos que contavam boa parte da história contemporânea do país, que incluía a troca de correspondência com os escritores Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos, o historiador Caio Prado Júnior e o presidente de Cuba, Fidel Castro. Também em 1995, Nelson lançou seu último livro "A Farsa do Neoliberalismo".

General da reserva, professor aposentado e crítico literário, Werneck morou durante anos em Botafogo. Atualmente morava em Itu, cidade natal de sua mulher, segundo ele para fugir do calor da cidade. Nelson morreu aos 87 anos na Santa Casa de Misericórdia de Itu, na noite do dia 13 passado. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Itú, e amanhã será enterrado pela manhã no cemitério da cidade. O atestado de óbito aponta morte por falência múltipla de órgãos.

14 a. das anotações em 14 de janeiro de 1999 (quinta-feira). Às 3 horas da madrugada chega o PAULO CÉSAR usando sua moto. Isso acontece quase todos os dias. O rapazinho vive seus 18 anos de uma maneira não elogiável. Nada de estudos, nada sério, nem trabalho, nem tentativas de melhora de vida. Tranca-se no banheiro, liga a água, telefona para pessoas de reputação duvidosa. Hoje, depois de meia hora, achei melhor interromper o abuso. Os jornais publicam reportagens sobre a grave crise econômica que atinge o BRASIL. A queda mundial das Bolsas de Valores assusta. Esse problema é alvo de comentários na AORPM, no MMDS e noutros lugares pelos quais passo nesta quinta-feira. ALZENIR e ELÁDIO querem saber notícias sobre a terceira chacina do ano, desta vez no município de GUARULHOS. Enquanto isso, o governador MÁRIO COVAS ainda não trocou o Secretário de Segurança Pública. O marasmo nas polícias é algo lastimável. Nem o campo encharcado diminuiu o ímpeto da garotada do CORINTHIANS de conquistar o primeiro lugar no Grupo F da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Venceu o SANTO ANDRÉ por 3 a 1 e garantiu vaga na fase das oitavas-de-final da competição.

13 a. da decisão do Campeonato Mundial de Clubes, no MARACANÃ:- Tempo regulamentar: VASCO 0 x CORINTHIANS 0; Prorrogação zero a zero, indo então o jogo para a decisão na cobrança de pênaltis. O CORINTHIANS vence o VASCO por 4 a 3 tornando-se CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES. Em 14 de janeiro de 2000.

13 a. um tribunal da ONU sentencia no dia 14 de janeiro de 2000, cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na BÓSNIA em 1993.

13 a. cirurgiões do hospital EDOUARD HERRIO fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos.



ACONTECEU EM 2 001 : - DOMINGO

O cantor CARLINHOS BROWN interrompeu seu show, o segundo do dia 14 de janeiro, no show ROCK IN RIO, quando copos e garrafas de água foram atiradas no palco. Ele discutiu com o público, cantou o HINO NACIONAL e ironizou “eles querem rock”. Cerca de 190 mil pessoas assistiram aos shows de BECK, R.E.M e FOO FIGHTERS. O show conjunto de IRA! e ULTRAGE A RIGOR foi o único, entre os brasileiros a contar com o entusiasmo da platéia que esperava OASIS e GUNS.



JORGE SAMPAIO é reeleito no primeiro turno das eleições em PORTUGAL, para ficar mais cinco anos da Presidência do PAÍS.



MORREU o justiceiro HÉLIO MUNIZ FILHO, o HELINHO, acusado de 65 assassinatos e condenado há mais de cem anos de prisão. Personagem do documentário O RAP DO PEQUENO PRÍNCIPE CONTRA AS ALMAS SEBOSAS, ele foi assassinado à facadas por outros três detentos no presídio ANIBAL BRUNO, em RECIFE.



2 002: - SEGUNDA-FEIRA

Mais uma vez dona EMÍLIA pede emprestada a quantia de quatrocentos reais para a LUCINDA, a fim de comprar remédios para o seu filho REGINALDO. Passo pelo BANESPA, por volta das 11 horas, para retirar essa quantia.

Quando passo pela estação SÉ-METRÔ observo os quarenta painéis montados na amostra “SÃO PAULO NA LINHA DO TEMPO”, onde se vê o desenvolvimento da TELEFÔNICA no Estado.

Na praça da SÉ, esquina com a rua 11 de agosto, as obras da futura agência do BANESPA estão bem adiantadas. Já com energia elétrica funcionando, os operários fazem o acabamento da parte interna do prédio.

Na reunião costumeira do MMDS, comentamos a nomeação de SAULO DE CASTRO ABREU FILHO para a SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA e quais são suas chances de trabalho em menos de um ano para resolver o grave problema dos sequestros relâmpagos em SÃO PAULO. Os oficiais que estão empenhados na OPERAÇÃO SÃO GERALDO dão a idéia de mudar o combate a ladrões de carga para se voltar contra essa nova modalidade criminosa. Podemos pensar nisso para a próxima edição da MEGA-OPERAÇÃO, já que o plano atual não permite mudanças.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, dona CÉLIA traz ao meu conhecimento que o Sr. PIRES marcou a reunião de DIRETORIA EXECUTIVA para o dia 18 de janeiro, às 13h30. Passamos a avisar os diretores sobre essa determinação do presidente. O Sr. PIRES não está bem de saúde e o Sr. MARCONDES também se queixa de cansaço. Ambos não comparecem no MMDC, apenas mantendo contatos telefônicos.

Mais tarde, já em casa, recebo um telefonema do CORONEL MENDES sobre a reunião. Diz ele que tem um compromisso inadiável para a próxima sexta-feira e não poderá comparecer na mesma.

Seis horas de chuva nesta segunda-feira e a capital pára novamente. Foram mais de 60 pontos de alagamentos, por toda SÃO PAULO, em especial nas zonas oeste e norte. A região da MARGINAL TIETÊ e do CÓRREGO PIRAJUÇARA estavam entre as mais afetadas. Automóveis ficaram ilhados e foram arrastados, havendo quedas de árvores.

A dona de casa NILVA MATEUS DA SILVA MIRANDA, de 25 anos, e a filha CÍNTIA DA SILVA MIRANDA, de 4 anos, morreram soterradas após um barranco deslizar sobre a casa delas, na rua AZURITA, na Pedreira de MAIRIPORÃ. Os dois corpos foram encontrados pelos bombeiros às 21h30, depois de quase cinco horas de busca. O pai de CÍNTIA, AGNALDO RODRIGUES MIRANDA MARTINS, de 30 anos, sobreviveu ao acidente. Outra mulher ficou ferida durante o desabamento de um barraco em CAIEIRAS, também no norte da Grande SÃO PAULO. Aproximadamente 20 homens do 5º Grupamento de Bombeiros participaram da operação para localizar os corpos de NILVA e CÍNTIA.



FALECEU o maestro MARCOS LEITE, criador do coral GARGANTA PROFUNDA, no Hospital COPA D´OR, vítima de tumor cerebral. Ele tinha 50 anos e estava doente havia um mês, mas não resistiu à quimioterapia. Dirigia o coro da CULTURA INGLESA do RIO, que fez sucesso no festival MPB-SHELL, de 1979.



Um dos maiores ídolos do esporte nacional na atualidade, o tenista GUSTAVO KUERTEN, está com o futuro incerto. Derrotado na estréia do ABERTO DA AUSTRÁLIA pelo francês JULIEN BOUTTER e sentindo os efeitos de uma antiga contusão, que já o incomoda há oito meses, GUGA está disposto a tudo para livrar-se de uma lesão que chegou a um ponto insustentável. Frustrado e com dores, pensa até em passar por uma cirurgia e não sabe sequer se vai ter condições de defender o BRASIL na COPA DAVIS, na estréia do Grupo Mundial de 2002, de 8 a 10 de fevereiro, em OSTRAVA, diante da República CHECA.



DOZE homens armados com fuzis e metralhadoras resgataram hoje de madrugada pelo menos dez presos da CADEIA PÚBLICA DE ITAPIRA, região de CAMPINAS. A quadrilha invadiu o prédio, localizado na Avenida DUQUE DE CAXIAS, atirando para todos os lados e imobilizando os funcionários do presídio. Um dos bandidos apontou uma metralhadora num tripé ameaçando atirar em quem tentasse fugir um impedir o resgate.



SEIS rapazes foram executados na ESTRADA DO M´BOI MIRIM, no JARDIM ÂNGELA, por um bando de homens encapuzados, ontem de madrugada, identificando-se como policiais. Invadiram as casas das vítimas, todas vizinhas, levaram-nas para a rua e com uma espingarda calibre 12 executaram cada uma delas com tiros na cabeça e nas costas. Esta é a segunda chacina do ano registrada em SÃO PAULO, com nove mortes no total.



DEPOIS de uma negociação rápida, que durou um mês, o BRADESCO anunciou a compra do BANCO MERCANTIL. Consolida a liderança dos bancos particulares, deixando o ITAÚ, o segundo maior banco do PAÍS, bem para trás.



O PRESIDENTE GEORGE W. BUSH engasgou com biscoito e desmaiou. Caiu e machucou o rosto. Fez exames e constatou-se que tudo está bem. Numa conversa com jornalistas, que fazem a cobertura da CASA BRANCA, BUSH falou sobre o breve desmaio que teve na tarde do domingo, quando assistia a um jogo de futebol americano na TV. O presidente caiu do sofá, bateu o rosto no chão atapetado e machucou a face esquerda e o lábio inferior. Ele se engasgou comendo um “PRETZEL”, um biscoito salgado.



A notícia de que o príncipe HARRY, filho caçula da falecida princesa DIANA SPENCER e do herdeiro do trono inglês, o príncipe CHARLES, havia consumido maconha em festas e na residência real de HIGHGROVE e vinha exagerando na bebida, publicadas domingo no semanário londrino NEWS OF THE WORLD, intrigaram a polícia, que considera a hipótese de indiciá-lo. HARRY voltou hoje para o COLÉGIO ETON, tradicional escola da elite britânica, após passar o domingo na casa de campo da família real, em HIGHGROVE, onde o adolescente consumiu os cigarros de maconha. Em ETON, a diretoria já pensa em aplicar testes periódicos de urina nos 1.200 alunos. Caso o resultado do seu seja positivo para o consumo de maconha, HARRY pode ser expulso.



OS PRESIDENTES FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e VLADIMIR PUTIN assinaram hoje no KREMLIN uma declaração conjunta, na qual a RÚSSIA formaliza seu respaldo à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Em retribuição, o BRASIL apóia a aspiração russa de ingressar na ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. De manhã, no SALÃO VERDE do KREMLIN, FHC ganhou do presidente PUTIN a edição russa de seu livro DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA – ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA. À tarde, recebeu o título de doutor honoris causa da UNIVERSIDADE DE MOSCOU.



2 003 : - TERÇA-FEIRA

Em pleno século XVII, um pintor holandês quebrou um tabu ao retratar em seus quadros não burgueses e nobres, mas sim nativos de um País considerado selvagem pela EUROPA. Três séculos e meio depois, a Pinacoteca do Estado de São Paulo inova mais uma vez: apresenta uma exposição de ALBERT ECKHOUT, a primeira que reúne 24 obras do pintor. As telas – procedentes do Museu Nacional da DINAMARCA – chegaram em setembro de 2002 no RECIFE, onde foram vistas por mais de 200 mil pessoas. Agora, é a vez de SÃO PAULO conferir. A partir desta terça–feira, a exposição “ALBERT ECKHOUT volta ao BRASIL 1664-2002”. A obra de ECKHOUT é famosa por registrar, de maneira fiel, os elementos da fauna, da flora e dos povos que viviam no NORDESTE no século XVII. O artista dos PAÍSES BAIXOS chegou no RECIFE em 1637 junto à comitiva que acompanhava o governador–geral da então colônia holandesa em terras brasileiras, MAURÍCIO DE NASSAU. Na época, eles dominavam uma área que hoje compreende o território que vai dos estados de SERGIPE ao MARANHÃO. Sob a gestão de NASSAU, a colônia ganhou nova capital MAURITSSTADT (CIDADE MAURÍCIA), e um jardim botânico. Tudo nos arredores do atual RECIFE. Para esse jardim, eram levadas as mais variadas espécies exóticas de plantas e animais. Não só encontradas pelas expedições holandesas pelo BRASIL, mas também pela ÁFRICA, ÁSIA, CARIBE e pela própria EUROPA. Foi esse ambiente que inspirou ECKHOUT a pintar os frutos e a fauna de diversas partes do mundo que, de um jeito ou de outro, foram parar no NORDESTE.





As festas pelos 451 anos de SANTO AMARO começam às 14:30 horas na PRAÇA FLORIANO PEIXOTO, com show de música sertaneja das IRMÃS GALVÃO. Acontecem ainda: uma exposição de fotos na Biblioteca BENEDITO BASTOS BARRETO, entrega do troféu BOTINA AMARELA a personalidades do bairro e, no dia 19, uma corrida de rua de dez quilômetros a partir do SESC, na rua AMADOR BUENO, 505.



O CORONEL WÁGNER FERRARI telefona-me por volta das 9:30 horas para discutir uma possível reforma da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a construção do MUSEU DOS BOMBEIROS, com o patrocínio da NESTLÉ/NESCAU, aproveitando a oportunidade do oferecimento dos préstimos do GENERAL BUENO. Outros contatos acontecerão para a viabilidade dessa construção.

Com certo atraso, leio o Diário Oficial, ainda do ano passado, que traz modificações importantes nos principais escalões de comando da PMESP.

DIÁRIO OFICIAL DE 14 DE DEZEMBRO DE 2003 – TERÇA-FEIRA. PROMOÇÃO AO POSTO DE CORONEL, o tenente–coronel PM EDUARDO CÉSAR FERNANDES, classificando-o no CPAM-9;

CLASSIFICAÇÃO do CORONEL JOÃO ROBERTO DO NASCIMENTO no Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3); e do CORONEL ROBERTO DE OLIVEIRA VALE, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana – 2 (CPAM-2);

TRANSFERÊNCIAS:

CORONEL ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES, da DF para o CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS; CORONEL PLABO MOREIRA CAMPOS, do CPAM-2 para CPAM-3; CORONEL JAIRO PAES DE LIRA, do CPAM-3 para CPM; CORONEL CID MONTEIRO DE BARROS, do CPI-3 para o CAES; CORONEL JOÃO OLIVEIRA VERLANGIERI, do CPI-5 para CPI-7; CORONEL LADISLAU VARADI, do CPI-7 para a DF;

CORONEL JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO, do CAES para CPI-7; CORONEL OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, do CPM para a DTO; CORONEL EDISON FLORA DA SILVA, do CPI-3 para o CPI-5; CORONEL PAULO RÉGIS SALGADO, da DTO (DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO–OPERACIONAL) para o CPI-1; e, CORONEL NICOLAU WALDEMAR LAMBORT, CPAM-9 p/a CPI-3.



ARLINDO e DUE recepcionam hoje os nossos amigos da BAHIA, GESOFATO e NIASO, sob a coordenação de OREZ. Apenas dou as diretrizes para a reciclagem desses oficiais. Logo mais, vou passar uma tarde atípica na Sociedade Veteranos de 32-MMDC com muita gente procurando-nos para fornecimento de certidão para a PENSÃO ESPECIAL. O Sr. MARCONDES fica no balcão, já que o VASCO está dispensado nesta semana. Aí acontece um fato digno de registro: o presidente consegue fazer com que essa gente se torne sócia do MMDC. Entre o pessoal arrebanhado pelo presidente está o meu antigo professor de SOCIOLOGIA, quando fiz o CSP/87: JOAQUIM PEDRO VILLAÇA DE SOUZA CAMPOS, diretor presidente da FUNDAÇÃO CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL DE SÃO PAULO, bem como sua mãe, viúva de um ex–combatente de 32 (já tínhamos fornecido uma certidão sobre a participação desse combatente de 32, mas havia um erro que corrigimos hoje). O professor JOAQUIM VILLAÇA conhece inúmeros oficiais da Polícia Militar, pois muitos deles foram seus alunos no CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA. É uma extraordinária aquisição para a Sociedade. Às 16 horas, chegam o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO e o oficial de Justiça MÁRCIO (finalmente ele consegue entregar a citação da liminar sobre o embargo das obras da reforma do Monumento-Mausoléu), coisa que se tornou inútil porque essa liminar já foi derrogada. Já estou deixando o MMDC quando chegam documentos encaminhados pelo GENERAL BUENO.

O CARRARO entrega-me um artigo publicado num jornal de BAURU, edição de 29 de dezembro de 2002, onde ele contesta, veementemente, a opinião do Professor de História da Universidade Estadual Paulista, MAXIMILIANO MARTINS VICENTE, publicada nesse jornal, com o título de “MMDC É O MARCO DA DERROTA PAULISTA”. O professor foi muito infeliz nos seus dizeres, até mesmo ingênuo e demonstrando não conhecer os fundamentos do Movimento Constitucionalista de 32. Por sua vez, o CARRARO defendeu muito bem a EPOPÉIA DE 32, merecendo os nossos elogios.

Recebo hoje alguns exemplares do jornal NOTÍCIAS DA REGIÃO, onde fala sobre “BATALHA PARA MANTER O NOME DO TÚNEL NOVE DE JULHO ESTÁ LONGE DE ACABAR”- cansados de esperar, manifestantes agora vão entrar com uma ação judicial para tentar revogar o nome DAHER ELIAS CUTAIT dado ao HISTÓRICO TÚNEL NOVE DE JULHO. Uma cidadã indignada, assim se definiu MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, quando verificou que na calada da noite haviam colocado uma placa dando ao TÚNEL NOVE DE JULHO o nome do falecido médico DAHER ELIAS CUTAIT. Esse artigo está bom e reacende a chama que, em fins de 2002, estava meio apagada.



O dólar comercial retomou a trajetória de queda, com recuo de 1,51%, para fechar o dia cotado a R$ 3,26 para venda, o menor valor desde 17 de setembro de 2002. A expectativa de captação de recursos por bancos e empresas deprimiu o preço da moeda norte–americana.



A nomeação do deputado DUARTE NOGUEIRA para a Secretaria da AGRICULTURA deixou vaga uma cadeira na Assembléia Legislativa. A lista de suplência, por ordem dos mais votados, era encabeçada pelo atual vereador Coronel ERASMO DIAS, seguido pelo prefeito da cidade de DRACENA, ELZIO STELATO JÚNIOR. Como estes dois oficializaram sua renúncia à vaga, a Assembléia publicou ato convocando o terceiro suplente, BRUNO FEDER NETO, para tomar posse nesta terça–feira.



Defendendo com veemência a revitalização do MERCOSUL, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje que “é preciso recuperar o tempo perdido” para fazer a integração regional. Ele recebeu a visita do presidente argentino, EDUARDO DUHALDE, na primeira reunião de trabalho dos dois desde que LULA tomou posse. LULA sugeriu a ampliação das metas do MERCOSUL, que passaria a promover cooperação nas políticas sociais, e foi apoiado por DUHALDE. Até março os dois governos montarão um programa de indicadores sociais para servir de base a iniciativas conjuntas. O presidente argentino voltou a atacar a globalização, reafirmando que o modelo econômico mundial está “desintegrando a AMÉRICA LATINA”.



Seis pessoas morreram, 18 ficaram gravemente feridas e outras 17 sofreram lesões leves em acidente com um ônibus de turismo às 2 horas, na altura do km 363,5 da Rodovia Régis Bittencourt, em MIRACATU, no VALE DO PARAÍBA. Entre os mortos está CLARA BEATRIZ SILVA MELO, de 3 anos, que foi localizada pelo Corpo de Bombeiros após ter sido levada pela correnteza do RIO SÃO LOURENCINHO. Um buraco pode ter sido o responsável pela queda do veículo de uma ponte de 20 metros de altura.



O menino VÍTOR DE SOUZA OLIVEIRA, de 7 anos, continua em estado de coma. Ele foi atingido na cabeça, durante assalto a um carro–forte, ontem, no BRADESCO da VILA FORMOSA. VÍTOR está reagindo aos estímulos verbais na UTI do Hospital JABAQUARA, na zona sul. Os amiguinhos de VÍTOR rezam por sua recuperação. Em um gesto inocente, ele abriu o guarda–chuva para se proteger dos tiros que foram dados na frente da agência. O roubo aconteceu a cerca de trinta metros de um posto da Polícia Militar. Até agora, ninguém foi preso.



Um passageiro matou dois adolescentes que tentavam assaltar um ônibus da Viação ITAIM PAULISTA, no Jardim NOVA GUAIANAZES, zona leste de São Paulo, ontem à noite. ALEXANDRE DAS NEVES DE ANDRADE e FERNANDO ANTÔNIO LOPES, ambos de 16 anos, estavam armados com uma pistola de brinquedo. Na avenida PAULISTA, um policial civil matou um rapaz que tentou assaltá-lo em um semáforo.



O diretor da Central de Comunicação da Polícia Civil do RIO, UBIRATAN POTIGUASSU DE OLIVEIRA, de 59 anos, foi morto numa tentativa de assalto diante de casa, em HIGIENÓPOLIS, zona norte, ontem. A polícia acredita que ele morreu porque foi reconhecido como policial.



A mulher do famoso tenor italiano LUCIANO PAVAROTTI, NICOLETTA MANTOVANI, estava esperando gêmeos e deu a luz a uma menina. Infelizmente o menino não sobreviveu. Uma cesariana de emergência foi feita ontem com dois meses de antecedência da data prevista porque os médicos descobriram que o feto do sexo masculino estava com falta de oxigênio. A menina que conseguiu sobreviver pesa somente 1,75 quilos, mas está em bom estado e poderá se chamar ALÍCIA. Ela é a primeira filha de NICOLETTA, de 33 anos, mas a quarta de PAVAROTTI, que tem 67 anos e que já é avô. NICOLETTA está com o tenor há vários anos e era sua secretária.



VETADA a candidatura à Presidência do PARAGUAI do general LINO OVIEDO, que tentou um golpe militar em 1996. OVIEDO está exilado no BRASIL. Em ASSUNÇÃO.



O produtor e roteirista de HOLLYWOOD, PAUL MONASCH que produziu BUTCH CASSIDY e CARRIE, A ESTRANHA, morreu, aos 86 anos. MONASH também foi produtor de projetos para a TV como os seriados A CALDEIRA DO DIABO e OS INTOCÁVEIS , a minissérie A HORA DO VAMPIRO e a versão televisiva de SEM NOVIDADES NO FRONT. O produtor também tinha o costume de vasculhar bancas de jornais e livrarias em busca de projetos que resultaram em filmes como MATADOURO 5, OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO e OS AMIGOS DE EDDIE COYLE.



2 004 : - QUARTA-FEIRA

MISSA DE SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA MORTE DE HÉRBERT VICTOR LEVY, às 17 horas de 14 de janeiro de 2004, na Igreja SÃO JOSÉ, Rua DINAMARCA, 32, JARDIM EUROPA. O capitão da COLUNA INVICTA, na Revolução Constitucionalista de 1932, faleceu no dia 15 de janeiro de 2002.



Há dias de profundas desilusões, desde o início. Hoje, foi um deles. No BANESPA, tenho de pagar todas as dívidas assumidas para entrar numa maior, com pagamento em trinta e seis meses, a fim de arrumar quatorze mil reais para a reforma da cozinha que a LUCINDA pretende fazer. Por outro lado, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR não pagou um cheque de R$ 240,00 e sou obrigado a honrar a minha situação de avalista. Daí, no MMDS, descubro que oficiais de patente inferior à minha querem que eu saia da entidade para que possam assumir o meu lugar. Há ligeiro bate-boca sobre essa situação, sem que ninguém assuma responsabilidades ou possam explicar os motivos desse comportamento anti ético. Deverei resolver esse impasse nos próximos dias.

Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, enquanto dona CÉLIA vai aprontando a ATA da reunião extraordinária do dia 12, contra o PROJETO-DE-LEI nº 435/2003, instituindo o DIA DOS HERÓIS MMDCA, eis que leio no DIÁRIO OFICIAL de hoje o seguinte: -

LEI N º 11 658,

DE 13 DE JANEIRO DE 2004

Projeto de Lei n º 435/2 003,

Do deputado JOSÉ CALDINI CRESPO – PFL

Institui o “DIA DOS HERÓIS MMDCA”

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o “Dia dos Heróis MMDCA”, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de maio.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 13 de janeiro de 2004.

GERALDO ALCKMIN

CLÁUDIA MARIA COSTIN

Secretária da Cultura

ARNALDO MADEIRA

Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa aos 13 de janeiro de 2004.

É um verdadeiro acinte à História do MMDC, naturalmente assinado por quem desconhece o que aconteceu em 1932. Logo em seguida, dou conhecimento ao presidente do que leio. O Sr. MARCONDES fica nervoso e quer tomar algumas medidas. No entanto, contra o governador quase nada se poderá fazer, principalmente porque não temos dinheiro para acionar advogado para se mover um processo de inconstitucionalidade. Deixo o MMDC profundamente chateado com o cometimento desse deslize histórico.

O retorno para casa é sofrível. O centro de GUARULHOS ficou muito ruim depois que o prefeito resolveu alargar os calçadões. LUCINDA, além de pensar na reforma da cozinha, quer também comprar móveis novos. Não sei se o dinheiro emprestado irá dar para tudo isso.



O primeiro incidente do processo de identificação de norte-americanos no BRASIL envolveu o comandante de um vôo da AMERICAN AIRLINES. Além de supostamente ironizar os policiais federais do Aeroporto Internacional de SÃO PAULO, em CUMBICA, GUARULHOS, o piloto DALE ROBBIN HERSH, de 52 anos, fez um gesto obsceno com o dedo médio enquanto segurava uma folha de papel com seu número de identificação para ser fotografado. Ele foi preso e só acabou liberado após concordar em pagar trinta e seis mil reais para a Justiça Federal. HERSH e dez tripulantes chegaram de MIAMI com o vôo 907, às 8:05 horas. Já na fila para identificação, o grupo fazia piadas e ironizava a exigência de identificação e o sistema de funcionamento no aeroporto. O piloto seria o primeiro integrante da tripulação a ser fotografado. Para segurar a folha com o número 2.725, ele deixou à mostra o dedo médio. “O gesto é internacionalmente conhecido como obsceno e provocativo”, disse BALTAZAR DA SILVA, superintendente da Polícia Federal.



O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT) liberou hoje a construção da fonte multimídia flutuante no PARQUE IBIRAPUERA. A obra, que integra as comemorações de aniversário dos 450 anos da cidade, havia sido vetada pelo órgão estadual porque contrariava a resolução que determinou o tombamento histórico do PARQUE. Com inauguração prevista para o dia 23, a fonte atende pedido feito pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA à prefeita MARTA SUPLICY.



O escriturário ALEX BARBOSA LOPES, de 42 anos, morreu após ser agredido a socos e pontapés a caminho da fila de um posto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em CAMPINAS, na madrugada de hoje. Ele chegou a entrar na fila para requerer sua aposentadoria por invalidez, mas passou mal e morreu no hospital.

O PM IVAN CÉSAR SALVADOR, de 33 anos, acusado de matar com tiro na boca, dentro de um carro policial, o desempregado EDNILSON DA SILVA, de 21 anos, no dia 10, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, só ficou dois dias preso. Ele foi solto ontem e, segundo o comando da PM, deverá voltar ao trabalho nos próximos dias. A libertação de IVAN revoltou a mãe da vítima, TEREZINHA DA SILVA, de 69 anos.



Em depoimento hoje na Assembléia Legislativa, o CAPITÃO da reserva da Polícia Militar de PERNAMBUCO, IVAN BONIFÁCIO DA SILVA, acusado de ser um dos chefes da quadrilha de tráfico de órgãos, disse que os rins comprados de brasileiros eram transplantados num hospital da ÁFRICA DO SUL para pacientes israelenses, iranianos e até americanos. “Já entre os doadores havia ainda russos e romenos”, completou o militar ao explicar como funcionava o esquema na CPI que investiga o tráfico de órgãos. SILVA e o israelense GEDALYA TAUBER, também acusado de chefiar a quadrilha, abriram na HOLANDA a empresa G&I, supostamente voltada para a venda de armas e treinamento de empresas de segurança. Os deputados da CPI, no entanto, acreditam que a empresa apenas lava o dinheiro de venda de órgãos.



ANUNCIADA a renovação até o fim de 2006 do contrato do piloto brasileiro de Fórmula 1, RUBENS BARRICHELLO, com a escuderia italiana FERRARI, na qual faz dupla com o hexacampeão MICHAEL SCHUMACHER. Em MADONNA DI CAMPIGLIO, na ITÁLIA.





Sob um calor de 50 graus, a NISSAN, que vem tendo um desempenho abaixo das expectativas, surpreendeu e dominou as três primeiras posições, na categoria carros, na 13ª etapa do RALI PARIS-DACAR, hoje. Já os brasileiros ANDRÉ AZEVEDO, no caminhão, KLÉVER KOLBERG e LOURIVAL ROLDAN, nos carros, e JEAN AZEVEDO, na moto, mantiveram a constância de resultados na competição e terminaram o percurso de 478 km, entre BAMAKO e ALYOÛN ATROÛS, em 2º, 13º e 14º , respectivamente. Os vencedores da etapa de hoje nos carros foram o piloto escocês COLIN Mc ERA (ex-campeão Mundial de Rali) e a navegadora sueca TINA THORNER. KOLBERG e ROLDAN mantiveram o 9º lugar na tabela de classificação geral, que é liderada pelos franceses STÉPHANE PETERHANSEL e JEAN PAUL COTTRET. JEAN AZEVEDO e ANDRÉ AZEVEDO permaneceram na 14ª e 2ª colocação na classificação geral das motos e caminhões, respectivamente.



Uma palestina de 22 anos, mãe de duas crianças, matou quatro israelenses num atentado suicida, na fronteira da FAIXA DE GAZA com ISRAEL. A bomba que carregava explodiu quando ela ia ser revistada. É a primeira vez que o grupo extremista HAMAS recorre a uma mulher-bomba.



O ex-primeiro ministro do antigo VIETNÃ DO SUL, NGUYEN CAO KY, voltou hoje a seu País após um exílio de quase 30 anos nos EUA, onde se refugiou depois que as forças comunistas tomaram o poder em 1975. “É hora de deixar o passado para trás”, disse KY a repórteres diante do Hotel SHERATON, em HO CHI MINH. Ele planeja visitar sua cidade natal de SON TAY, perto de HANÓI, durante o ano-novo lunar. O ex-vice-brigadeiro, general e piloto de caça de 73 anos, conhecido por sua imagem de playboy, voltou ao VIETNÃ acompanhado da segunda mulher, LE KIM NICOLE, e uma de suas duas filhas. A visita privada de KY ocorre em meio à campanha lançada pelo governo de HANÓI para incentivar os vietnamitas no exterior a voltar ao país comunista. “A política do governo vietnamita é deixar o passado para trás, eliminar vinganças e olhar para o futuro sem discriminar os que mantêm posições contrárias”, declarou LE DUNG, porta-voz do Ministério de Imprensa. Segundo dados oficiais, cerca de 2,5 milhões de vietnamitas residem no exterior.



FALECEU a atriz alemã de teatro UTA HAGEN. Interpretou a personagem MARTHA na peça QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOOLF?, na BROADWAY, nos anos 1960. Em sua carreira, ganhou três prêmios TONY, o OSCAR do teatro nos EUA. HAGEN sofreu um derrame a três anos e, desde então, apresentava seqüelas da doença. Aos 84 anos, em NOVA YORK.



PRESA em regime domiciliar DONATELLA ALINOVI, mulher do ex-diretor financeiro da PARMALAT, FAUSTO TONNA. DONATELLA é acusada de participar de operações para lavar um milhão de euros da empresa. A PARMALAT está sendo investigada por fraudes e irregularidades fiscais que provocaram um rombo em suas contas estimado em doze bilhões de dólares. Essa é a décima prisão relacionada ao escândalo na empresa. A prisão aconteceu nas proximidades de PARMA, na ITÁLIA.



PRESOS os terroristas italianos MAURIZIO FALESSI, de 49 anos, e RITA ALGRANATI, de 46, procurados havia 20 anos. RITA é acusada de fazer parte do grupo que seqüestrou e assassinou o ex-premiê ALDO MORO. FALESSI é sentenciado a 23 anos de prisão por associação subversiva, seqüestro e posse de armas. EM ROMA.



A polícia suíça anunciou nesta quarta-feira que prendeu um enfermeiro suíço sob a acusação de ter matado 24 idosos que viviam em asilos. Ele se chama ROGER ANDERMATT e foi apelidado de ANJO DA MORTE. O enfermeiro disse que praticou os crimes com altas doses de medicamentos e também por asfixia para aliviar o sofrimento dos pacientes e reduzir o trabalho dos funcionários dos asilos.



2 005 : - SEXTA-FEIRA

Nem o cenário paradisíaco salvou a estréia de ELIANA no cinema. “ELIANA EM O SEGREDO DOS GOLFINHOS’ é uma tentativa da diretora ELIANA FONSECA (de “ILHA RÁ-TIM-BUM em O MARTELO DE VULCANO) de fazer uma aventura ecológica com a apresentadora no papel de heroína. O que ela não superou foi a deficiência de um roteiro maluco e, pior ainda, a atuação sofrível dos “atores”. Perto dele, os filmes da XUXA e RENATO ARAGÃO são verdadeiras maravilhas. A história se passa em RIVIERA MAYA, no MÉXICO. Lá, ELIANA promove um concurso de redação que leva o garoto CALÉ (JOÃO PAULO BIENEMANN) a conhecer os golfinhos. Paralelamente, o vilão ESQUIVEL (FÚLVIO STEFANINI) e sua ajudante TÂNIA (ÂNGELA DIP) armam uma matança de golfinhos. Os dois roubam um crânio sagrado que está guardado no fundo do mar. A peça, que protege a vida marítima, confere superpoderes a ESQUIVEL. Cabe a ELIANA, na companhia do biólogo FRED (DANIEL DEL SARTO) e do garoto CALÉ, devolver o amuleto ao seu devido lugar.



Personagens históricos fascinam cineastas dispostos a revelar traços de suas personalidades e justificar seus atos. A vida de ALEXANDRE, O GRANDE (356-323 a. C.), o imperador da MACEDÔNIA que entrou para a história como um dos maiores conquistadores do mundo antigo, vinha sendo disputada por BAZ LUHRMANN (de “MOULIN ROUGE”), que sonhava com o astro LEONARDO DI CAPRIO no papel principal e por OLIVER STONE. O realizador de “PLATOON” e “JFK” levou a melhor sobre o rival, mas não fez o melhor filme sobre o personagem. “ALEXANDRE”, que estréia hoje, oferece um retrato confuso e tendencioso sobre o líder e estrategista militar. Fã de polêmicas, STONE realçou a bissexualidade do personagem (vivido pelo irlandês COLIN FARRELL), visto trocando olhares com o amante HEFÉSTION (um afetado JARED LETO) e apenas um beijo. Foi o suficiente para atiçar a ira dos gregos, mas teve efeito nulo nas bilheterias. ALEXANDRE, na visão de STONE, é vítima de OLÍMPIA (ANGELINA JOLIE), a mãe dominadora e possessiva que vive cercada de cascavéis e passa o tempo inteiro maquinando a favor do filho, que também é um guerreiro nato e um governante cheio de boas intenções. Aos 20 anos (ele viveu até os 32), tão logo o pai, o rei FELIPE II (VAL KILMER), morreu, assumiu o trono e foi à luta contra os persas. Após derrotar o inimigo na batalha de GAUGAMELA, um dos pontos altos do filme, ele partiu para a conquista do ORIENTE. Adorador também de teorias conspiratórias, o diretor cria mais uma: o guerreiro teria sido envenenado. Infelizmente, os livros de história estão aí para desmenti-lo.



Chego na PRAÇA DA SÉ por volta das 13 horas. O termômetro está marcando 30 graus. Os oficiais do MMDS já estão dando suas aulas nesta tarde. Apenas NILDO e BERNARDI comparecem na Entidade. Eles trazem quatro cheques de pagamento e sou obrigado a ir até o BANESPA afim de depositá-los. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 15 horas, onde encontro o presidente sendo entrevistado por um aluno da USP. Recebemos o CALENDÁRIO 2005 da POLÍCIA FEMININA, idealizado pela DAMCO. O Sr MARCONDES diz ter recebido um telefonema anônimo criticando a realização da Assembléia Geral no dia 17 de dezembro sem o número exigido pelo Estatuto anterior. Acontece que essa Assembléia realizou-se por exigência do CÓDIGO CIVIL, que determinou a adequação do estatuto. Não há grandes decisões no MMDC e a modorra continua, demonstrando uma presidência que não mais produz.

Chego mais cedo em casa e vou trabalhar no computador, relatando os principais fatos do dia anterior.



Uma operação envolvendo 50 policiais prendeu dois casais acusados de participação no seqüestro da mãe de ROBINHO. A prisão aconteceu às 23 horas de ontem, no estacionamento de supermercado, em SÃO CAETANO, onde haveria reunião do bando para discutir a partilha do resgate (200 mil reais). Os presos são FÁBIO SILVA, 27 anos; sua mulher, ROBERTA CARNEIRO DO AMARAL, 25 anos; e, FERNANDO DA SILVEIRA, 26, o “GORDO”, e sua companheira, SANDRA ZOPI, 24. Somente SILVA confessou o seqüestro. A polícia chegou à gangue por meio de escuta telefônica e crê que mais quatro pessoas tenham participado da quadrilha. ROBINHO não quis comentar. “A polícia sabe o que faz”, disse.



O delegado WÁLTER TORRES DE ABREU, 42 anos, titular do 38º DISTRITO POLICIAL (VILA AMÁLIA), na zona norte, foi assassinado ontem à noite na porta da casa de sua namorada, no JARDIM ADALGIZA (zona oeste). Ele levou dois tiros no peito. Às 22 horas, ABREU chegava à casa de sua noiva – uma estudante de 22 anos – quando um homem aparentando 25 anos se aproximou de seu AUDI A-4. O policial estaria com sua arma entre as pernas, sobre o banco. Ao sair do carro, teria pego a pistola para guardá-la. O criminoso, ao ver a arma, teria disparado. Ele fugiu, a pé, com um comparsa, também jovem. ABREU não resistiu e morreu. Foi enterrado hoje, após ser velado na Academia de Polícia.



O interno da FEBEM, ALESSANDRO DA SILVA SENA, 18 anos, que havia sofrido traumatismo craniano ao cair do telhado na unidade TATUAPÉ, durante rebelião na última quarta-feira, dia 12, morreu hoje pela manhã no Hospital do TATUAPÉ. Na rebelião, outros dois internos e três funcionários ficaram feridos. Dez monitores foram mantidos reféns. O rapaz, de 18 anos, também tinha uma costela quebrada e hematomas nos olhos.



Ao ver os corpos de seus quatro filhos – JOSEANE, 6 anos; JAIR, 8; RAÍ, 10, e ROSEANE DE SOUZA OLIVEIRA, 12 – sendo velados hoje pela manhã em uma casa do JARDIM SILVINA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, MAURÍCIA DE SOUZA OLIVEIRA, de 27 anos, desmaiou. Em estado de choque desde o dia do deslizamento, na favela do JARDIM SILVINA, MAURÍCIA teve que sair do velório em uma ambulância. Na ocasião da tragédia, ocorrida na madrugada do dia 12, ela dormia com os quatro filhos em seu barraco. Outras três crianças e uma mulher de outra família também morreram. Por volta das 11 horas as crianças foram enterradas. MAURÍCIA chegou ao cemitério da VILA PAULICÉIA, em SÃO BERNARDO, na mesma ambulância que a socorreu. Acompanhada do marido, o operador de máquinas, GILSON DE SOUZA OLIVEIRA, MAURÍCIA foi amparada por médicos. As outras quatro vítimas – MARIA ESTELA, 25 e os filhos DAMIANE, 6; WILDEMBERG, 2, e WIGNA, de um ano – serão enterradas amanhã em SOUZA, na PARAÍBA.



O cantor e compositor JUCA CHAVES foi transferido hoje do hospital SÃO RAFAEL, em SALVADOR, para o INCOR, em SÃO PAULO. Ele foi enternado no dia 10 de janeiro com síndrome coronariana aguda. No INCOR, ficará sob os cuidados da equipe do cardiologista ADIB JATENE. Há possibilidade de que seja operado na segunda-feira, dia 17.



RECEBEU ALTA o ministro da Ciência e Tecnologia, EDUARDO CAMPOS, operado ontem para corrigir uma hérnia na virilha, no RECIFE.



DEMITIDO da REDE TV! o apresentador CLODOVIL HERNANDEZ, de 67 anos. Ele criticou em seu programa a apresentadora LUÍSA MELL (também da REDE TV!), depois de ela dar uma entrevista a uma revista masculina, neste mês. CLODOVIL disse que LUÍSA MELL terminaria seus dias como “estrela pornô, assim como RITA CADILLAC”. O programa teve os trechos da crítica cortados antes de ir ao ar.



Depois de uma reunião no MORUMBI com LEÃO e a diretoria do SÃO PAULO, foi acertada a contratação do atacante LUIZÃO por uma temporada. O novo jogador do TRICOLOR vai ser apresentado após o treino de amanhã, no CCT. Após negociar sem sucesso o seu retorno ao CORINTHIANS, com quem tem uma dívida de 8 milhões de reais, a receber, LUIZÃO fechou com o SÃO PAULO para poder disputar a LIBERTADORES DA AMÉRICA. O novo matador do MORUMBI vai ganhar 85 mil reais por mês.



JEAN AZEVEDO foi o primeiro colocado da etapa entre as cidades de KAYES, em MALI, e TAMBACOUNDA, no SENEGAL. A segunda colocação ficou com o francês DAVID FRÉTIGNÉ. O norte-americano CHRIS BLAIS foi o terceiro. Na classificação geral das motos, o francês CYRIL DESPRÉS conservou a liderança. Em segundo aparece o espanhol MARC COMA; em terceiro o sul-africano ALFIE COX. AZEVEDO agora é o sétimo colocado. Na categoria carros, os brasileiros KLÉVER KOLBERG e LOURIVAL ROLDAN conseguiram um excelente sexto lugar. O finlandês ARI VATANEN ganhou essa etapa. O líder da prova é o francês STÉPHANE PETERHANSEL.



Na madrugada, a ARGENTINA abriu o CAMPEONATO SUL-AMERICANO SUB-20 com uma vitória de 3 a 0 sobre a VENEZUELA, em ARMÊNIA, na COLÔMBIA. Já a COLÔMBIA confirmou seu favoritismo e estreou com uma goleada de 5 a 0 sobre a BOLÍVIA, com um show do atacante HUGO RODALLEGA.



O cantor ROCKY ROBERTS, famoso nos anos 1970 por canções como STASERA MI BUTTO e SONO TREMENDO, morreu hoje em ROMA aos 66 anos. ROBERTS nasceu em MIAMI e antes de dedicar-se à música lutava boxe. Como cantor, venceu um concurso de rock em CANNES e depois, já morando na ITÁLIA, participou duas vezes do festival de SANREMO.



Um dos mais destacados estilistas da ALEMANHA, RUDOLPH MOSHAMMER, foi encontrado morto em sua casa em MUNIQUE. Badalado pela alta sociedade e pelos famosos, MOSHAMMER tinha como clientes ARNOLD SCHWARZENEGGER, JOSÉ CARRERAS e RICHARD CHAMBERLAIN. O corpo foi encontrado com um fio de telefone em volta do pescoço.



O soldado americano CHARLES GRANER, 36 anos, ex-carcereiro da prisão iraquiana de ABU GHRAIB, foi hoje considerado culpado por maus-tratos aos detentos que estavam sob sua guarda. O caso tornou-se um escândalo mundial quando vieram à tona fotografias que mostravam os militares torturando e humilhando os detidos. GRANER, o primeiro soldado a responder formalmente pelo crime, foi considerado culpado das cinco acusações que enfrentava e pode pegar 17 anos e meio de prisão. Ele foi condenado por conspiração, agressão, maus-tratos a prisioneiros, negligência no cumprimento do dever e atitudes indecentes. GRANER foi retratado como um soldado completamente sádico.



Uma criança sobrevivente do tsunami no SRI LANKA é disputada por nove mulheres, que afirmam ser sua mãe e tê-la perdido no maremoto na ÁSIA. Um casal ameaça até se suicidar se o bebê não for entregue. O caso mostra um dos aspectos mais dramáticos da tragédia no SRI LANKA, onde 40% dos mortos são crianças.



Durou pouco a boa disposição entre o governo israelense e a AUTORIDADE PALESTINA. Três dias depois de ligar para o novo presidente da AP, MAHMUD ABBAS, e cumprimentá-lo por sua eleição, o primeiro-ministro israelense, ARIEL SHARON, cortou hoje os contatos entre os dois. SHARON quer que ABBAS “faça um esforço real” para por fim aos ataques de grupos extremistas contra alvos israelenses. Para o governo israelense, a AP está “diretamente envolvida” no ataque de ontem na passagem de KARNI, fronteira entre ISRAEL e o território ocupado da FAIXA DE GAZA. Naquele dia, três militantes palestinos mataram seis civis israelenses. ISRAEL também fechou todas as passagens com a FAIXA DE GAZA, deixando a região isolada. Pelo posto de KARNI entram todas as mercadorias e a ajuda humanitária internacional que abastecem a população da FAIXA DE GAZA. Contrário às ações armadas da intifada, ABBAS condenou hoje tanto a nova investida dos radicais como as forças israelenses.



Num feito histórico, um cenário fascinante, alienígena e desolador foi revelado pela sonda européia HUYGENS, hoje. Ela transmitiu imagens capturadas na superfície de TITÃ, a maior e mais misteriosa das luas de SATURNO, situada a mais de um bilhão de quilômetros da TERRA. Foi o pouso mais distante já realizado por uma sonda construída por seres humanos. Os cientistas estão interessados em TITÃ por pensarem que a lua de SATURNO, rica em compostos orgânicos e com atmosfera predominantemente feita de nitrogênio, é similar ao que a TERRA era há bilhões de anos, quando a vida estava por surgir aqui.



Na décima hora do terceiro episódio de “24 HORAS”, JACK BAUER consegue convencer os irmãos SALAZAR de conseguir o vírus, combatendo a sua antiga inimiga NINA. Esta venceu a concorrência para a compra dessa arma biológica letal, que poderá destruir milhares de pessoas. BAUER conta como aliada a amante de HÉCTOR SALAZAR, sendo que esta quer deixar a quadrilha, levando o seu pai e seu irmãozinho. Liberta CHASE enquanto a quadrilha vai até onde se encontra AMADOR e NINA. AMADOR foi rastreado pela UCT e a localização passada para BAUER através da equipe de TONY ALMEIDA. No encontro com NINA, BAUER consegue convencê-la a se tornar sua aliada, apesar desta ter matado sua esposa. Enquanto isso, na fuga de CHASE há um tiroteio que mata a amante de HÉCTOR, mas o agente consegue escapar com o pai e o irmão dela. O presidente DAVID PALMER não pode perder o auxílio de ALLAN e marca um encontro com a esposa deste (JÚLIA teve um caso com o irmão do presidente e ALLAN ameaça deixar de apoiá-lo na candidatura à reeleição).



2 006 : - SÁBADO

Um dia muito quente e de relativa tranqüilidade. Leio os jornais, atualizo minhas memórias, coloco no computador uma biografia resumida de JUSCELINO KUBITSCHEK, e posso também descansar. O calor deixa-me ruim da pressão. Há um certo desânimo em certa parte do dia.

O presidente do MMDC, GINO STRUFFALDI, entra em contato comigo por telefone. Ele esteve presente numa solenidade no NACIONAL CLUB, onde se lançou a candidatura de J.B. DE OLIVEIRA a deputado federal. Conversou com o vice-governador CLÁUDIO LEMBO e com J.B. DE OLIVEIRA. Trocamos idéias sobre a nova investida de CARVALHOSA, cujo e-mail foi-me mandado pelo CÁSSIO e enviado ao GINO, ao ROMAGNOLI e ao CARNIDE. Na semana que vem precisamos discutir esse assunto.



A revista ISTO É número 3943, datada de 11 de janeiro, publica nas suas páginas 36 e 37 um artigo intitulado “MEMÓRIA ROUBADA – FURTO NO INSTITUTO HISTÓRICO LEVA POLÍCIA A INVESTIGAR O ESTRANHO SUMIÇO DE OBRAS RARAS. Os ex-funcionários SILVANA e CARLOS ARAÚJO falaram à polícia no dia 5 de janeiro, bem como o desembargador ARRUDA. Relataram que dezenas de caixas com documentos e livros raros entravam e saiam do prédio sem serem catalogados, livres de qualquer controle. Isso teria acontecido com livros de CLÓVIS BEVILACQUA, o autor do Código Civil (morto em 1944); documentos de ALFREDO MESQUITA, o fundador da Escola de Arte Dramática da USP (falecido em 1986); caixas de livros em alemão, russo e grego de CELESTINO BOURROUL, um dos mais conceituados médicos do BRASIL (morto em 1958); e ainda o acervo de bibliotecas doadas por familiares de antigos sócios. Um livreiro carioca também teria levado livros (não se sabe quantos) pra a instituição. Em 2004, ele retirou 1.700 obras raras, segundo as denúncias. Os ex-funcionários disseram estranhar a concessão de férias coletivas aos empregados no período do furto e a demissão dos dois vigias do prédio.



Depois de SÃO PAULO e PALMEIRAS serem eliminados ainda na primeira fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, CORINTHIANS e SANTOS deram adeus hoje à briga pelo título da COPINHA. Jogando em SÃO CARLOS, o CORINTHIANS perdeu nos pênaltis para o FORTALEZA, por 7 a 6, depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal. O SANTOS jogou em LIMEIRA e a INTERNACIONAL fez 2 a 0. Encara agora o CORITIBA, que venceu o TABOÃO DA SERRA por 1 a 0. Outra decepção ficou por conta do GOIÁS. Jogando em BARUERI, a melhor equipe da primeira fase perdeu por 3 a 2 para o GRÊMIO BARUERI. O BARUERI enfrenta na próxima fase o PARANÁ, que derrotou o RIO BRANCO POR 3 a 2. Outro time que segue na COPINHA é o JUVENTUS. O MOLEQUE TRAVESSO fez 3 a 1 na PORTUGUESA, em GUARULHOS. O JUVENTUS vai enfrentar o AMÉRICA-MG, que goleou o TAUBATÉ por 4 a 1. O FIGUEIRENSE fez 2 a 0 no LONDRINA, em LENÇÓIS PAULISTA, e pega na próxima fase o PAULISTA, que derrotou o SANTO ANDRÉ por 4 a 2, em VOTORANTIM. Já o COMERCIAL atropelou o BOTAFOGO-RJ, em OSASCO. O time paulista fez 6 a 2 no BOTA e pega na próxima fase o PAYSANDU, que fez 1 a 0 no BRASILIENSE.





Termina amanhã o RALI DACAR. A 15ª etapa da competição, que terá apenas 31 km, não será cronometrada. A organização do rali decidiu pela neutralização da especial (trecho cronometrado) devido aos acidentes que causaram a morte de dois garotos africanos nos últimos dois dias, atropelados por veículos da caravana da competição. Com isso, MARC COMA nas motos, LUC ALPHAND nos carros e VLADIMIR CHAGUIN nos caminhões são os virtuais campeões do DACAR 2006. Basta que larguem no horário determinado e terminem a etapa no limite do tempo. Nos caminhões, está ANDRÉ AZEVEDO – o único representante do BRASIL que chega ao fim da competição. Um dia depois que um garoto de 10 anos morreu atropelado por um dos carros que disputam a prova, hoje foi a vez de um menino de 14 anos falecer após ser atropelado por um caminhão de assistência. ETTIENE LAVIGNE, diretor de provas, afirmou: “As autoridades do SENEGAL insistem para que a prova seja realizada como sempre, com a entrega de prêmios no pódio”. Na etapa de hoje, de 254 km, entre TAMBACOUNDA e DACAR, já no SENEGAL, o francês DAVID FRÉTIGNÉ venceu entre as motos e o também francês GUERLAIN CHICHERIT, entre os carros. Nos caminhões, o melhor foi o russo FIRDAUS KABIROV.



Em um acidente doméstico, o ex-pugilista ADILSON MAGUILA RODRIGUES, de 47 anos, teve parte do dedo anular amputado e uma fratura exposta no dedo médio – ambos na mão direita. Na noite de sexta-feira, MAGUILA feriu-se em sua máquina de cortar capim em sua chácara. Está hospitalizado no Hospital SANTA MARCELINA, de ITAQUAQUECETUBA.



O governador GERALDO ALCKMIN confirmou hoje que o líder da organização criminosa PCC (PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL), MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO – o MARCOLA – está em uma cela comum, e não isolado no setor disciplinar da penitenciária de PRESIDENTE BERNARDES. Segundo ALCKMIN, uma decisão da Justiça impede que MARCOLA seja mantido em cela isolada, no regime mais rígido chamado RDD (REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO). O PCC é suspeito de articular os ataques a PMs ocorridos na última semana em vários bairros da Capital.



A estudante LUZINETE ALVES RIQUEZA, de 24 anos, foi presa ontem acusada de tráfico de drogas. Ela mandou sua filha, de 9 anos e sua irmã de 12 anos levarem um pacote de maconha da casa dela, no bairro da LIBERDADE, até SANTO ANDRÉ.



Disputando com cinco concorrentes, o guarda-civil MARCO ANTÔNIO SALES, 41 anos e 155 quilos, foi reeleito na madrugada REI MOMO do Carnaval de SÃO PAULO. Este será o quarto reinado do sambista da PÉROLA NEGRA. A Corte terá como Rainha a passista ELIZABETH ALMEIDA DOS SANTOS, da VAI-VAI, e as princesas MICHELLY DOS SANTOS e AMANDA ELOIZA ANIZEU.



A Polícia Civil entregou à Secretaria da Administração Penitenciária um relatório com resultado das investigações do resgate frustrado de presos da Penitenciária 1 de PRESIDENTE BERNARDES. No documento, os policiais do DEIC apontam as evidências de que a ação foi encomendada de dentro da cela de MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC) e esperam que ele seja punido pelo ato. A SAP informou que o documento começará a ser analisado na próxima segunda-feira, dia 16.



Guardas-Civis da GRANDE SÃO PAULO sofreram dois ataques à bala nesta noite. Os crimes aconteceram em GUARULHOS e COTIA quase simultaneamente. Ninguém foi preso. A polícia investiga se há ligação com os atentados atribuídos ao PCC contra bases e homens da Polícia Militar na semana passada. O primeiro ataque foi contra o centro de preparação da Guarda-Civil de GUARULHOS, que fica no km 223 da VIA DUTRA. Às 23:15 horas, uma motocicleta encostou no pátio. Sem tirar o capacete, o criminoso desceu e invadiu o local, que tinha os portões abertos. Ao ver o rapaz branco, baixo e com o capacete o guarda MARCELO GADEA DE SOUZA tentou aborda-lo. O homem sacou uma pistola e passou a atirar na direção de SOUZA. Alguns guardas revidaram com tiros, mas não conseguiram deter o motoqueiro. Ele recuou, sem deixar de disparar. Três balas estilhaçaram os vidros da portaria. O atirador voltou para a moto e fugiu. Ninguém se feriu. Quinze minutos depois, um veículo da Guarda de COTIA, que patrulhava o MORRO DO MACACO, levou um tiro na porta. A guarda-civil FABIANE QUEROLO, de 28 anos, teve o olho machucado com estilhaços de vidro. O caso aconteceu na rua SALVADOR. “Vimos dois homens sentados. Mas não tivemos tempo de aborda-los. Eles se levantaram e atiraram duas vezes na nossa guarnição”, afirmou o guarda GUARACY OLIVEIRA. Pouco depois, uma moto com dois homens cruzou com um veículo da corporação. Um dos ocupantes, atirou o capacete contra o carro e fugiu.



Na madrugada deste sábado o ator SIDNEY SAMPAIO sofreu um acidente automobilístico no RIO DE JANEIRO. Ele bateu a cabeça e sofreu ferimentos leve após perder o controle do carro e capotar em uma ribanceira. Levado ao Hospital BARRA D´OR, o ator foi liberado após exames.



O principal juiz do julgamento do ex-ditador SADDAM HUSSEIN apresentou a sua renúncia em protesto pelas pressões que o governo iraquiano vem fazendo sobre ele e sobre a corte. Autoridades judiciárias estão tentando convencer o juiz curdo RIZGAR MOHAMMED AMIN a voltar atrás, afirmou a fonte, acrescentando que AMIN relutava em ficar porque líderes xiitas haviam o criticado por ser muito leniente com SADDAM no tribunal.



O primeiro-ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, de 77 anos, continua em coma induzido. Os médicos do primeiro-ministro estão preocupados com o estado de saúde de SHARON porque, apesar dele estar recebendo apenas pequenas doses de sedativos, ele não responde a estímulos como deveria. Segundo EIN KAREM, médico do Hospital HADASSAH, em JERUSALÉM, a condição do premiê permanece inalterada.



A atriz americana SHELLEY WINTERS morreu hoje, aos 85 anos, em LOS ANGELES, por problemas cardíacos. Ela ganhou dois OSCARS de melhor atriz coadjuvante por “O DIÁRIO DE ANNE FRANK” (1959) e em “QUANDO SÓ O CORAÇÃO VÊ” (1965). Presença importante em cinco décadas, ela será lembrada como a passageira que nadava bem em “O DESTINO DE POSEIDON” (1972), a trágica namorada operária de MONTGOMERY CLIFT em “UM LUGAR AO SOL” (1951) e a mãe de “LOLITA” (1962). A atriz nasceu em St. LOUIS, ILLINOIS, em 18 de agosto de 1920. Participou de mais de cem produções e fez o seu último filme em 1999. Ela atuou ao lado dos principais astros do cinema norte-americano, como MARLON BRANDO, PAUL NEWMAN e WILLIAM HOLDEN. Ela havia sido hospitalizada em outubro, em estado grave, após sofrer um ataque cardíaco. Estudou no ACTOR´S STUDIO DE NUEVA YORK e estreou em HOLLYWOOD em 1943, quando despontou no cenário hollywoodiano, especialmente após receber uma indicação para o OSCAR, como melhor atriz coadjuvante, em 1951, pelo filme “UM LUGAR AO SOL”, de GEORGE STEVENS, em que contracenava com ELIZABETH TAYLOR e MONTGOMERY CLIFT. SHELLEY brilha também em “LOLITA” (1962), de STANLEY KUBRICK, adaptação do romance de VLADIMIR NABOKOV, como a mãe da adolescente (SUE LYON) por quem um homem mais velho, HUMBERT HUMBERT (JAMES MASON), se apaixona. SHELLEY WINTERS também está relacionada a grandes escândalos de HOLLYWOOD. Ela revelou os segredos do mundo do cinema em várias autobiografias. Conhecia bem o assunto: foi companheira de quarto de MARILYN MONROE e mulher do ator italiano VITTORIO GASSMAN, com quem teve uma filha. Na autobiografia SHELLEY II: A METADE DO MEU SÉCULO, ela conta seu namoro com o ator britânico SEAN CONNERY em LONDRES – antes de ele virar JAMES BOND – quando o ator só tinha dinheiro para pagar o aquecimento de sua casa. Conta também detalhes de seu terceiro casamento com o ator TONY FRANCIOSA, e com PAUL MEYER, seu primeiro marido, de quem se divorciou antes de se casar com GASSMAN, em 1952.



ASSISTO a comédia “MARTE ATACA!”, filme de 1996, dirigido por TIM BURTON, com ANNETTE BENING, GLENN CLOSE, JACK NICHOLSON. Discos voadores vindos de MARTE chegam à TERRA. Mas os verdinhos visitantes não são nada amigáveis. Enquanto as autoridades buscam um modo de detê-los, eles explodem tudo o que encontram.

Também assisto “DA MAGIA À SEDUÇÃO”, de 1998, com direção de GRIFFIN DUNNE. Trabalham AIDAN QUINN, NICOLE KIDMAN, SANDRA BULLOCK. Donas de poderes mágicos, as irmãs OWENS não escaparam da maldição lançada por sua ancestral. Mas SALLY não quer ouvir falar em feitiço e sonha com um grande amor. Já GILLAN, acha que um pouco de magia pode ajudar a curtir a vida.





2 007 : - DOMINGO 201181/ 81 20314381 4/810120315H4/

“NÓS APRENDEMOS A VOAR COMO OS PÁSSAROS, A NADAR COMO OS PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS”.

MARTIN LUTHER KING



Leio os costumeiros jornais que recebo. O TENENTE GONÇALVES, nosso associado no MMDC, aparece com destaque na folha 10 A – PAULISTAS ESTÃO PREPARADOS PARA AGIR NO RIO. Quinze policiais de SÃO PAULO que integram a força estão aguardando convocação de BRASÍLIA para iniciar a operação a qualquer momento.

Os policiais de SÃO PAULO que integrarão a Força Nacional de Segurança Pública no RIO DE JANEIRO aguardam convocação de BRASÍLIA para iniciar a operação. Durante entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, o TENENTE PM JOSÉ LUIZ GONÇALVES, comandante da equipe paulista, afirmou que os quinze homens estão preparados para embarcar a qualquer momento.

A passagem pela Capital Federal, ainda segundo o TENENTE GONÇALVES, é obrigatória para que os soldados recebam instruções, equipamentos e até possíveis missões do comando da Força Nacional. “Ainda não temos conhecimento das estratégias e do planejamento das ações que faremos no RIO. Em BRASÍLIA vamos passar por um treinamento, garantiu GONÇALVES.

Além da preparação que vão receber, em BRASÍLIA, os policiais de SÃO PAULO devem se encontrar com colaboradores enviados de outros Estados. “É preciso que exista uma sintonia entre todos os policiais para que seja formada uma doutrina única da Força”, explicou.

Apesar de BRASÍLIA ainda não ter convocado o grupo paulista, cerca de 600 soldados de outros Estados do País já estão no Distrito Federal, onde recebem treinamento. O embarque do pelotão para o RIO DE JANEIRO está previsto para hoje.

A princípio, SÃO PAULO enviará quinze policiais para integrar a Força Nacional de Segurança, mas o número poderá chegar a 30. Os critérios para a seleção dos enviados, que envolve homens do policiamento de Choque, da ROTA e do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar, foram a experiência dos policiais, formação técnica e habilitação na Força.

“Todos são policiais experimentados, que já passaram por treinamentos da Força Nacional e possuem entre 15 e 25 anos de polícia. Alguns já chegaram a atuar em locais de alta criminalidade no RIO DE JANEIRO”, reforçou o comandante. Os soldados de SÃO PAULO realizaram exames médicos na manhã de ontem e foram liberados.

As ações que serão realizadas pelos quinze policiais no RIO ainda não foram definidas. “Podemos atuar em barreiras nas fronteiras entre os Estados, bloqueios em ruas, patrulhas e até intervenções. Provavelmente serão locais de alto risco, mas estamos preparados”, afirmou o TENENTE GONÇALVES.

O envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao RIO foi solicitado pelo governo do Estado para restabelecer a ordem pública e combater a situação crítica que o RIO enfrenta. Os ataques de facções criminosas no RIO desde o último dia 27 de dezembro, já deixaram mais de 26 mortos e dezenas de feridos.



Tenho grande trabalho no computador. No início, uma dificuldade: o teclado falha em algumas letras. Isso me obriga a perder tempo na limpeza da peça. Depois, não há mais problemas. Posso atualizar minhas memórias digitalizadas e a impressão dos dias da semana passada.

À noitinha, chega o IAGO. Ele passou o fim de semana em BARRA BONITA junto com o NELSON e a SORAYA. Vem contando os episódios mais significativos para ele.



O sonho dos garotos do PALMEIRAS de conquistar o título da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR foi adiado mais uma vez. A equipe do PALESTRA ITÁLIA perdeu para o TAUBATÉ, por 2 a 0, hoje, em TAUBATÉ, e foi eliminada da competição ainda na primeira fase. Dos clubes grandes do Estado, o PALMEIRAS ainda não venceu a competição. Em 2003, o PALMEIRAS chegou perto de ser campeão da COPINHA, ao perder a final para o SANTO ANDRÉ, nos pênaltis, por 5 a 3. Em 2004, outra vez a equipe ficou no “quase”: caiu na semifinal, outra vez nos pênaltis, diante do SÃO PAULO, por 4 a 2.

O CORINTHIANS, maior campeão da COPA SÃO PAULO, com 6 títulos, enfrentará o CRUZEIRO na próxima fase. O SÃO PAULO, que venceu o torneio duas vezes, enfrentará o RIO BRANCO, de AMERICANA. Já o SANTOS, que terminou a primeira fase com magro 0 a 0 diante da FERROVIÁRIA, hoje, em ARARAQUARA, enfrentará o PARANÁ CLUBE. Campeão do ano passado, o AMÉRICA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, medirá forças com o BAHIA.

O PORTO, de CARUARU (PE), uma das surpresas da competição, enfrentará o GUARANI. A PONTE PRETA também se classificou e vai pegar o AMÉRICA-MG. O ATLÉTICO-MG, que já foi campeão três vezes (1975,1976 e 1983), encara o GOIÁS. SÃO BENTO e SÃO CARLOS farão outro duelo paulista.



O Corpo de Bombeiros localizou hoje o microônibus engolido por uma cratera na sexta-feira, dia 12, no canteiro da LINHA 4 do Metrô, em PINHEIROS. As equipes se aproximaram duas vezes do veículo, mas deslizamentos de terra impediram a remoção. Ao todo, pelos menos seis pessoas estão desaparecidas. O governador JOSÉ SERRA, que visitou o local à noite, afirmou que é difícil que haja sobreviventes na van, que levava quatro pessoas, segundo testemunhas. Pela manhã, os bombeiros avistaram a traseira do veículo. Mais tarde, por outra frente de trabalho, a subterrânea, eles escavaram até um ponto onde puderam ver ferragens e a placa do veículo, bastante retorcido. O novo deslizamento soterrou parcialmente uma retroescavadeira, obrigando a equipe a retroceder.

À noite, quando as buscas já duravam mais de 55 horas, o coordenador da Defesa Civil, CORONEL PM Res JAIR PACA DE LIMA, disse que o trabalho seguiria a mesma linha adotada ontem, de fazer escavações pelo alto do buraco.

SERRA esteve no túnel aberto pelo Metrô, que serve de ligação entre as futuras Estações PINHEIROS, local do acidente, e LARGO DA BATATA. Ele explicou que, apesar dos deslizamentos, o cabo de aço que prendia a van não se rompeu. Com base nisso, os bombeiros acreditavam que o veículo pudesse ser retirado dos escombros nesta madrugada.

Além da frente subterrânea, outro grupo de bombeiros e 70 homens contratados pelo Consórcio VIA AMARELA, responsável pela obra, trabalhou na parte de cima dos escombros, com retroescavadeiras. O trabalho foi cuidadoso porque havia no local três caminhões, que pesam cada um 20 toneladas.

A equipe conseguiu içar um dos caminhões dos escombros, diminuindo a pressão sobre o microônibus. Os trabalhadores também retiraram mais de 140 caminhões de terra do buraco. A prioridade era estabilizar o terreno, compactando os sedimentos e abrindo degraus.

Enquanto os bombeiros e os engenheiros da obra buscavam alternativas, parentes das possíveis vítimas reclamavam da demora e da falta de informações oficiais. O momento de maior tensão ocorreu às 16 horas, quando a área de trabalho dos técnicos na cratera aberta foi cercada por tapumes e caminhões, impedindo a visão. Certa de que o filho WESCLEY DA SILVA, cobrador do microônibus, está vivo, ELENILDA ADRIANO pediu a todos que rezem. “Quanto mais orações, chegamos a DEUS”.

No início da noite, a Eletropaulo cortou a energia próxima da estação de trem da CPTM para não haver perigo de novos acidentes. O guindaste que retirava os veículos da cratera estava trabalhando muito próximo a uma rede de energia que ainda funcionava.

O prefeito GILBERTO KASSAB disse que tudo estava sendo feito com muita cautela, “até porque pode ter pessoas no interior dos veículos”. O prefeito decidiu manter suspenso amanhã o rodízio de veículos, apesar de as pistas expressa e local da MARGINAL DE PINHEIROS continuarem fechadas. KASSAB pretende liberar as duas pistas da MARGINAL a partir das 20 horas de segunda-feira.



O mineiro BRUNO, de 26 anos, técnico de hóquei, foi mandado nesta noite para o primeiro paredão da sétima edição do BIG BROTHER BRASIL. Ele vai se juntar ao paulista DANIEL, consultor de vendas de 25 anos, escolhido na quinta-feira para enfrentar a primeira eliminação. Pelas regras do BBB7, a definição fica com o público e será anunciada na terça-feira, à noite.



Cerca de 500 policiais de elite da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA (FNS) chegaram hoje, ao RIO, para reforçar o patrulhamento no Estado. O primeiro grupo, de 200 homens, saiu de BRASÍLIA por volta das 5 horas, em 52 veículos. Os policiais ficarão encarregados de fiscalizar 19 pontos estratégicos das divisas do RIO com outros Estados, para impedir principalmente a entrada de armas e drogas. Os outros 300 embarcaram em aviões HÉRCULES da Força Aérea Brasileira, rumo à capital fluminense, com a missão de ajudar a segurança local a combater a criminalidade. Nas próximas semanas, mais policiais serão enviados ao RIO. O objetivo é que o reforço federal no Estado chegue a 6 mil homens até o fim de maio.



O piloto espanhol MARC COMA aumentou para 54 minutos sua vantagem para o segundo colocado na categoria motos do RALI LISBOA-DACAR. COMA, com uma KTM, fez o trecho mais longo do rali e etapa maratona (os pilotos não têm auxílio das equipes de apoio), entre ATARE e TICHIT, na MAURITÂNIA. CYRIL DESPRES, da FRANÇA, segundo colocado, também pilota uma KTM. O brasileiro JEAN AZEVEDO foi o sétimo e agora é o 11 º colocado na geral.

Entre os carros, a dupla formada pelo sul-africano GINIEL DE VILLIERS e o alemão DIRK VON ZITZEWITZ, com um Volkswagen, foi a mais rápida e mantém a liderança da categoria. Em segundo está o francês STEPHANE PETERHANSEL e o navegador JEAN-PAUL COTTRET. Entre os caminhões, o brasileiro ANDRÉ AZEVEDO está na quarta colocação no geral. Ele se beneficiou das desistências de dois favoritos, VLADIMIR CHAGIN e GERARD DE ROOY, que tiveram problemas e abandonaram a competição. O russo ILGIZAR MARDEEV é o líder.



Uma das principais promotoras de livros em língua portuguesa no exterior, a alemã RAY-GÜDE MERTIN morreu neste domingo, na ALEMANHA, vítima de câncer, aos 63 anos. Professora de literatura e tradutora, RAY atuava como agente desde 1982. Entre os nomes de destaques em suas mãos estavam JOÃO UBALDO RIBEIRO ,LYGIA FAGUNDES TELLES, LYA LUFT e MARÇAL AQUINO, entre outros. Como destacou IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO em crônica publicada no ESTADO: “RAY-GÜEDE é como o centroavante habilidoso que, na área, leva pontapés dos zagueiros. Batalhar pelo português dentro da ALEMANHA e EUROPA é sofrer, se desiludir, malhar ferro frio, ainda que existam vitórias e compensações”.



Lançado como candidato à Presidência da FRANÇA o ministro do Interior, NICOLAS SARKOZY. Ele concorrerá pela UNIÃO, por um Movimento Popular, partido de direita ao qual também é filiado o presidente JACQUES CHIRAC. A principal adversária de SARKOZY na disputa marcada para abril será a candidata socialista SÉGOLÈNE ROYAL. Em PARIS.



2 008 : - SEGUNDA-FEIRA

O TENENTE-CORONEL ARMANDO LEMOS e o TENENTE CORONEL CLÁUDIO APARECIDO SACOMANI têm a honra de convidar V. Exª e digníssima família para a solenidade de Passagem de Comando do 22º Batalhão Logístico Leve a ser realizada nesta Organização Militar.

DATA: 14 de janeiro de 2008

Horário: 20:00 h

Local: Estrada Velha de ITAPEVI, km 29 Fazenda Militar Barueri.



Pela manhã, abrindo meus e-mails, tenho uma resposta do CORONEL PM Ref CLAUDOVINO sobre o envio que fiz para vários coronéis daqueles acontecimentos de 13 e 14 de janeiro de 1961. Eis a resposta do CLAUDOVINO:

Meu caro companheiro e camarada de meio século Mario Fonseca Ventura.

A semana passada conversava com parentes sobre o venturinha da década de 50 e, ontem, dia 13 de janeiro, fui surpreendido com o recebimento de suas msg extraídas de seu acervo de apontamentos diários.

Foi uma feliz coincidência, pois na conversa com meus parentes, também oficiais de nossa PM, fiz alusão ao seu costume de anotar tudo aquilo que Você julgava importante e tinha vivenciado durante o dia.

Gostei! Continue, como "testemunha ocular da História", enviando suas anotações a nós, seus companheiros.

Quanto à pergunta que Você fez, acho que a PM repetiria o ato, desde que tivesse oficiais com CORAGEM para conduzi-la.

Estou repassando sua msg para os da minha lista.

Muito obrigado e um abraço saudoso do Claudô.

Também se manifestou a respeito da mensagem o CORONEL PM Ref ÁLFIO e o CORONEL PM Res MARTINEZ. Isso me anima sobre essa intenção de “matar as saudades” dos companheiros com lembranças de épocas passadas.

Bom dia Comandante

Fiquei muitíssimo feliz em receber seu e-mail, passando-nos suas preciosas anotações, dignas de um esmerado, e inesquecível trabalho realizado ao longo de sua vida na caserna ; memórias que tanto os mais antigos , como os mais modernos precisam rememorar, conhecer e jamais esquecer.

Parabenizo-o e agradeço sua gentil lembrança em incluir-me no rol de seus recipiendários.

Um forte abraço, paz e saúde para todo ano de 2008, extensivo aos seus queridos.

Cel Res PM Alfio

No encontro com COLOMBO, envolvido com o programa de exames de candidatos à Escola de Oficiais, ele me conta o desespero, desânimo e nervosismo de um candidato que foi eliminado do concurso por ter problemas congênitos no coração. Relembro que filhos de oficiais tentaram entrar na APMBB, apesar disso, e sofreram problemas terríveis na escola, alguns chegando a óbito, como é o caso do filho do CORONEL PM Ref BITTENCOURT. COLOMBO queria interceder a favor do jovem e eu lhe expliquei que isso seria condená-lo a uma morte prematura. O melhor é o candidato se conscientizar do seu problema de saúde e não enfrentar o destino, que lhe poderá ser adverso.

Quando chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo uma mensagem de JORGE NAGADO que me deixa bastante animado:

Caro Coronel, tudo bem?

Quando da inauguração da placa comemorativa do encerramento da hostilidades em 32, na Câmara Municipal, acho que fui o nobre companheiro que comentou, e eu estava no grupo, que precisaríamos instalar uma placa também na Assembléia Legislativa, com o que me manifestei de pleno acordo. Lembro-me que foi lembrada a necessidade de uma verba, R$2.000,00, se não me engano.

Eu tenho uma sugestão: posso patrocinar, para o MMDC, essa placa. /eu faria uma doação especial para a Sociedade, pois tenho imenso respeito pelos nossos ex-combatentes, e quero colaborar para que mantenhamos sempre viva – através da Sociedade e de marcos abusivos – a chama acesa pelos paulistas, em 32.

Estou à disposição.

Um abraço

JORGE NAGADO.

Atendo um telefonema do GINO. Nosso presidente queria muito comparecer hoje no MMDC, mas não pôde porque deverá ir ao médico nesta tarde. Levo ao conhecimento do GINO desse e-mail que me foi passado pelo NAGADO. O presidente deixa-me com carta branca para tratar do assunto. Entro em contato com o CORONEL PM Res RICARDO JACOB a fim de que o MAJOR OLÍMPIO, deputado estadual, seja o porta-voz dessa nossa intenção de colocar na Assembléia Legislativa uma placa alusiva ao JUBILEU DE DIAMANTE do Movimento Constitucionalista, nos moldes daquela colocada na Câmara Municipal. Sobre esse mesmo motivo também converso, via fone, com o JOSÉ D´AMICO, que fica empolgado com essa possibilidade de divulgar a EPOPÉIA DE 32 na Assembléia.

Deixo a Sociedade depois das 16:30 horas. Tentei entrar em contato com o CORONEL MENDES, mas não consegui. Um ônibus cheio e com chuva caindo faz com que fique complicado o retorno para casa.



As fortes chuvas que atingiram o Estado durante o último final de semana deixaram o saldo de quatro mortos e 12 mil desabrigados. No VALE DO PARAÍBA, a região mais afetada, um casal morreu e 9 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Em PERUÍBE um pescador morreu e o número de desabrigados passa de 1.200. Em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 1.650 pessoas tiveram as casas alagadas.



A forte chuva que atingiu SÃO PAULO no final da tarde causou enchentes, deixou pessoas ilhadas e provocou, às 19 horas, 152 km de congestionamento, o maior índice do ano. Antes, o recorde registrado era de 129 km, também às 19 horas, em 10 de janeiro. A MARGINAL TIETÊ registrou os maiores pontos de lentidão.



Pela terceira vez, a ex-diretora da ANAC, DENISE AYRES DE ABREU, faltou ao depoimento à polícia no inquérito que apura as responsabilidades pela tragédia do vôo JJ 3054, da TAM, que matou 199 pessoas em junho de 2007. O advogado dela, ROBERTO PODVAL, alegou que a cliente mora em BRASÍLIA e deveria ser ouvida pela polícia de lá, por meio de carta precatória. O depoimento estava marcado para as 14 horas. A justificativa do advogado chegou ao 27º DP (CAMPO BELO) às 11 horas. O endereço da ex-diretora da ANAC foi extraído de sua carteira de habilitação e confirmado por seus parentes como sua residência na Capital.

Hoje, DENISE seria recebida pelos parentes das vítimas do acidente. Os pais da estudante THAÍS, de 14 anos, os pesquisadores DARIO e ANA SÍLVIA SCOTT, vieram de PORTO ALEGRE e ficaram revoltados.



O número de casos suspeitos de febre amarela que envolve paulistas subiu para seis. Um já foi confirmado, outro descartado e quatro estão sob investigação. No BRASIL, até agora, são 26 notificações neste ano, todas do tipo silvestre da doença, com seis suspeitas descartadas e três confirmadas. São duas vítimas fatais, a segunda confirmada hoje, um rapaz de 24 anos morto em GOIANÉSIA (GO).



ADRIANA LESSA, atriz e apresentadora do programa TV FAMA, da REDE TV!, foi internada nesta segunda-feira, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Após um check-up de rotina, os médicos localizaram um trombo (coágulo no sangue que entope as veias e pode provocar embolia pulmonar ou cerebral) nas pernas. A atriz permanece em observação.



Internado desde a noite de sábado para tratamento de uma infecção, o vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, assumiu interinamente a Presidência, hoje, e despachou de pijama em um quarto do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. “Ele está despachando normalmente. Só que de pijama, sentado em uma cadeira”, disse o GENERAL JORGE FÉLIX, chefe do Gabinete da Segurança Institucional. Segundo boletim médico divulgado hoje, o estado de saúde de ALENCAR é estável e não há previsão de alta. Ele deve continuar despachando do hospital até a volta do presidente LULA, que está em viagem oficial pela GUATEMALA e CUBA e retornará amanhã ao país. ALENCAR ainda recebeu a visita da ministra do TURISMO, MARTA SUPLICY, e da primeira-dama, MARISA LETÍCIA.



Após três anos de afastamento, incertezas e saudade, a ex-refém CLARA ROJAS e seu filho, EMMANUEL, estão juntos numa mesma casa, num ponto não divulgado no norte de BOGOTÁ. Num primeiro encontro emocionado, os dois conversaram, brincaram, passaram cerca de seis horas juntos e acabaram passando a noite de domingo sob o mesmo teto. CLARA, que foi libertada pelas FARC no dia 10, recebeu hoje a guarda temporária do menino de 3 anos e 9 meses, enquanto são cumpridos trâmites legais para que assuma formalmente a custódia. As fotos divulgadas hoje pelo Instituto Colombiano de Bem-Estar Social mostram a mãe sorridente recebendo um desenho das mãos do filho, a quem não via desde janeiro de 2006. EMMANUEL nasceu em 16 de abril de 2004, de uma relação de CLARA (seqüestrada em 2002) com um guerrilheiro. Aos oito meses foi separado da mãe e entregue a um pedreiro para ser criado. Levado a um hospital com leishmaniose, desnutrido, além de ter uma fratura no braço desde o nascimento, o menino acabou sob cuidados do ICBF. No domingo, seis turistas colombianos foram seqüestrados pelas FARC no oeste do país. Entre os reféns estão dois professores.



Um homem-bomba do TALIBAN matou sete pessoas hoje num hotel de luxo de CABUL, no AFEGANISTÃO, onde estava hospedado o chanceler da NORUEGA, segundo autoridades locais. O ministro JONAS GAHR STOERE escapou ileso ao atentado no cinco estrelas SERENA HOTEL, no centro de CABUL. Junto com outros hóspedes, ele se refugiou no porão.



Falece o médico americano MOSES JUDAH FOLKMAN. Em 1998, ele constatou que certas substâncias, batizadas de inibidores da angiogênese, tinham a capacidade de destruir as redes de vasos sanguíneos que alimentam as células cancerígenas. A descoberta foi saudada pelos mais entusiasmados como o caminho para curar o câncer, já que permitia “matar de fome” os tumores. O excesso de otimismo não demorou a ser abalroado pela realidade. A descoberta de FOLKMAN revelou-se apenas mais um caminho para controlar a doença. Foi vítima de uma parada cardíaca, aos 74 anos, em DENVER, nos ESTADOS UNIDOS.



Operado para a retirada de um tumor no testículo direito o jogador NENÊ HILÁRIO, do DENVER NUGGETS, equipe que disputa o campeonato da NBA, a liga de basquete profissional americana. Um dos atletas brasileiros mais bem pagos no exterior. NENÊ descobriu a anomalia em exames de rotina. Depois da cirurgia, o site de NENÊ divulgou que o tumor era benigno. O NUGGETS declarou que os exames ainda não têm resultado conclusivo. Não há previsão para o retorno de NENÊ às quadras nem se sabe se ele poderá defender o BRASIL no TORNEIO PRÉ-OLÍMPICO.



O ator JOHNNY DEPP, 43 anos, doou cerca de 3,4 milhões de dólares ao hospital GREAT ORMOND STREET, em LONDRES, nesta segunda-feira. Ele decidiu pela doação como forma de gratidão após ter tido a filha LILY ROSE, de 8 anos, salva pelos profissionais da instituição. A menina sofria de problemas nos rins.



2 009 : - QUARTA-FEIRA

Com um calor que atrapalha a saúde, vou para a cidade de São Paulo um pouco mais tarde do que o costume. Chego à Sociedade depois das 13 horas e a situação é calamitosa. MARINEI voltou a trabalhar, isto é, tentar a trabalhar, porque estamos sem telefone, sem Internet e sem luz. É que o eletricista começou a mexer na fiação (será ela toda trocada) e causou todo esse problema. Outra situação difícil é o fato de também estarmos sem sanitário. O do primeiro andar está sendo reformado e o de baixo foi totalmente bloqueado por armações de andaime.

Acontece que o pesquisador do programa PROATEC, participante do Grupo de Pesquisa “História de SÃO GONÇALO: Memória e Identidade”, coordenado pelo Professor Adjunto do DCH da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HENRIQUE MENDONÇA DA SILVA e a aluna do curso de História da UERJ-FFP, bolsista do Grupo de Pesquisa “História de SÃO GONÇALO: Memória e Identidade”, SUZANA RIBEIRO ALVES, estarão às 14 horas no MMDC para entrevistar GINO STRUFFALDI. No projeto há uma série “ILHA DAS FLORES E DOS IMIGRANTES”, que aborda a Revolução Constitucionalista de 1932, a Revolta Comunista de 1935.

No horário marcado, GINO e os interessados no projeto da UERJ estão na Sociedade. Acontece que não há condições de se processar a entrevista ali. Levo-os ao Corpo de Bombeiros e, com a ajuda do 1º TENENTE ÂNDERSON, arrumamos uma sala onde pode desenvolver a pesquisa.

Isso vai até 16 horas. Chove muito nesse horário. GINO vai para sua residência e eu verifico que entra muita água no térreo da Sociedade. É que ainda não foi colocada uma calha no telhado intermediário entre o 2º e o 1º andar. A situação atual da Sociedade não permite o trabalho da MARINEI. Dispenso-a até segunda-feira, esperando que até lá melhore a situação do prédio.

Ao chegar em casa há recados do CORONEL PAYÃO e da doutora NELLY CANDEIAS. O PAYÃO conta-me que o MAJOR-BRIGADEIRO JOSÉ ROBERTO SCHEER marcou a audiência com a presidente do IHGSP para 16 horas de amanhã. Tentaremos conversar com o GENERAL ESPER um pouco antes, tentando contornar os dois compromissos. Não sei se isso dará certo.



COLOMBO emprestou-me um DVD com o filme “24 HORAS - A RENDENÇÃO”. A ação dá a chance a JACK BAUER de mostrar “toda a sua dimensão humana”. Sua missão é salvar a vida de crianças africanas desvalidas. Para tanto, precisará voltar aos EUA – e isso apesar de dizer, no início do telefilme, em tom dramático: “nunca mais vou voltar para casa”.

Em vez de livrar alguma cidade da CALIFÓRNIA das garras de um terrorista, JACK BAUER agora é promovido a uma espécie de “agente sem fronteiras”. Seus inimigos são os de sempre, vêm de lugares remotos. Só que ele também se transformou num cidadão do mundo. Luta contra a ganância de empresários que vendem armas e alimentam a guerrilha “contra o imperialismo americano” em SANGALA. A CASA BRANCA, claro, está cheia de agentes duplos. Nem a ONU escapa. O representante das NAÇÕES UNIDAS que aparece em “A REDENÇÃO” é um traidor, a própria expressão da covardia, e usa expedientes desonestos em nome do salvamento da própria pele.

Aqui e ali, o público reconhece atores de outras temporadas. Na presidência dos ESTADOS UNIDOS, agora há uma mulher que tem uma nora ambiciosa e um filho aparentemente meio desligado. No mais é a adrenalina de sempre.

Também o COLOMBO gravou neste DVD os dois primeiros capítulos da SÉTIMA TEMPORADA de “24 HORAS”. Na madrugada, assisto o primeiro capítulo, com JACK BAUER sendo chamado para trabalhar pelo FBI. O interessante é a volta de TONY ALMEIDA (considerado morto), que aparece chefiando uma facção terrorista.





Uma chuva forte, acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento, provocou estragos na capital, na Grande São Paulo e no litoral, hoje à tarde. Ruas ficaram alagadas, árvores caíram e o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em alguns bairros. O temporal que caiu sobre SANTOS, no litoral, por volta das 14 horas, derrubou as paredes e o telhado do armazém da PÉROLA TERMINAL DE GRANÉIS, deixando seis feridos. O prédio ficou com 40% da estrutura danificada. Entre as vítimas, o estado mais grave é o do sorveteiro VALDEMAR JOSÉ NASCIMENTO, que teve traumatismo craniano. A chuva durou cerca de uma hora e foi acompanhada de rajadas de vento que ultrapassaram os 70 km/hora.

Em SÃO PAULO, a tempestade começou por volta das 16 horas. Pelo menos 60 árvores foram derrubadas pelo vento. Alguns bairros ficaram sem energia, como a BARRA FUNDA e a POMPÉIA. O vendaval provocou a queda de uma parte da cobertura dos quiosques de alimentação e sanitários da ARENA SKOL ANHEMBI, na zona norte. Dois funcionários tiveram pequenas escoriações. Os estragos não atrapalharão a montagem do show do cantor ELTON JOHN, marcado para sábado.



Um grave acidente, por volta das 14 horas, no km 309 da Rodovia PADRE MANOEL DA NÓBREGA, em MONGAGUÁ, litoral sul, deixou quatro mortos e dez feridos. A pista estava molhada em conseqüência de uma forte pancada de chuva, que havia caído momentos antes. Um caminhão que transportava presidiários perdeu o controle, patinou, atravessou o gramado, invadiu a pista contrária e tombou em cima de dois carros: um PEUGEOT e um GOL. No caminhão havia cinco detentos que eram levados do Centro de Detenção Provisória de PRAIA GRANDE para os fóruns de PERUÍBE e ITANHAÉM, cidades vizinhas, onde prestariam depoimento. No PEUGEOT, o passageiro SÉRGIO ANSELMO DE OLIVEIRA, 46 anos, morreu na hora. O motorista e outro passageiro tiveram ferimentos leves.

Já no GOL morreram GLÁUCIA FERREIRA DOS SANTOS, de 25 anos, e suas filhas NICOLLY, de 6 meses, e NAYARA, de 2 anos. Além delas, viajavam no carro o marido de GLÁUCIA, outra filha do casal, uma cunhada e sua filha.



Quarenta policiais militares que participaram do desfecho do seqüestro, que terminou na morte de ELOÁ PIMENTEL, correm o risco de serem presos e de perder a patente por erros cometidos na ação. Segundo a promotora ELIANA PASSARELLI, os policiais são investigados por seis irregularidades. Na visão do Ministério Público Militar, alguns deles devem ser denunciados por quatro crimes. ELOÁ foi assassinada pelo ex-namorado LINDEMBERG ALVES, 22, após cem horas de seqüestro.

O crime ocorreu após o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar invadir o apartamento onde o seqüestro ocorria em SANTO ANDRÉ, no ABC. A maioria dos investigados e possíveis indiciados integram o GATE, que assumiu o caso desde o início.

Um dos principais erros apurados no Inquérito Policial Militar é o retorno da refém e amiga de ELOÁ, NAYARA RODRIGUES, 15 anos, ao cativeiro. A garota foi libertada por LINDEMBERG no primeiro dia do caso, e, segundo a promotora, foi “devolvida” ao seqüestrador 34 horas depois, durante a negociação com a polícia.

Os policiais podem ser denunciados por três crimes do CPM (Código Penal Militar) e um do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), diz a promotora. Os crimes estão previstos nos artigos 222, 225 e 319 do CPM (respectivamente, constrangimento ilegal, cárcere privado e prevaricação), e uma combinação dos artigos 5 e 17 do ECA, que tratam da exposição de criança ou adolescente ao perigo e negligência. Se condenados, os PMs podem ficar presos por cerca de 15 anos.

A versão oficial da PM é de que NAYARA não cumpriu o “combinado”, que era não entrar no apartamento. Reservadamente, PMs admitiram, no entanto, que erraram ao “confiar” na jovem e ao não planejar um meio de obrigá-la a cumprir a determinação.

A investigação se concentra na invasão tática do GATE ao apartamento – logo após a explosão da porta. LINDEMBERG atirou em ELOÁ e em NAYARA. O inquérito busca esclarecer ainda por que o irmão de ELOÁ, de 14 anos, participou da negociação, e por que a PM não avisou a Polícia Civil sobre o seqüestro, cumprindo uma norma da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A Corregedoria da PM deve entregar na próxima semana um relatório sobre a investigação. A partir dele é que o MP apresentará a denúncia. A PM informou que o IPM e o processo administrativo sobre o caso “estão em andamento”.



A mãe da adolescente ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, de 15 anos, encontrou ontem à noite, pela primeira vez, a mulher que recebeu o coração de sua filha, morta em outubro de 2008 pelo ex-namorado LINDEMBERG FERNANDES ALVES, 22, após mais de cem horas de seqüestro. O encontro entre ANDRÉIA CRISTINA PIMENTEL e a paraense MARIA AUGUSTA DOS ANJOS, 39 anos, ocorreu em BELÉM, capital do PARÁ, durante um show realizado por uma organização não-governamental para incentivar a doação de órgãos no BRASIL.



A futura secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, delineou o que deverá ser o pilar da política externa americana no governo de BARACK OBAMA, que assume no dia 20: revitalizar a diplomacia e buscar a cooperação internacional, atraindo para a negociação, até mesmo adversários. As declarações, feitas por HILLARY ao ser sabatinada no Senado, sinalizam uma ruptura com a era BUSH, marcada pelo unilateralismo. No caso do ORIENTE MÉDIO, ela enfatizou a necessidade de atuar na atual crise entre palestinos e israelenses e indicou a possibilidade de negociar com IRÁ e SÍRIA.

“A política externa deve ser baseada num casamento de princípios e pragmatismo, e não em rígida ideologia”, afirmou. Segundo HILLARY, a estratégia, chamada de “poder inteligente” (“smart power”), combina ferramentas diplomáticas, econômicas, militares, políticas, legais e culturais para costurar soluções globais. Quer aproximação com PEQUIM, desde que não seja de “sentido único. Com MOSCOU, há interesse em um novo tratado de armas.

O ator mexicano RICARDO MONTALBÁN morreu hoje pela manhã, em LOS ANGELES, aos 88 anos. A causa da morte não foi divulgada. Seu personagem mais famoso foi o Sr ROARKE, da série de TV “A ILHA DA FANTASIA”, exibida de 1978 a 1984. O ator também interpretou o vilão do filme “JORNADA NAS ESTRELAS: A IRA DE KHAN”, de 1982.

Ele já era um astro do cinema mexicano quando foi convidado a trabalhar em HOLLYWOOD, em 1946. Naquele ano, atuou em “FESTA BRAVA”, com ESTHER WILLIAMS, em seu primeiro papel em um filme americano. Entre 1957 e 1959, atuou no musical “JAMAICA”, da BROADWAY.



O grupo HAMAS afirmou hoje estar de acordo com a proposta egípcia de um cessar-fogo na FAIXA DE GAZA, com “ressalvas”. O plano prevê trégua de dez dias, retirada das tropas israelenses e reabertura das fronteiras de GAZA. ISRAEL enviou seu principal negociador para o CAIRO para mais uma rodada de discussões. O secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, chegará amanhã a JERUSALÉM para pressionar ISRAEL a pôr fim à ofensiva. Diplomatas egípcios crêem que o acordo pode ser anunciado até sábado.

Hoje, ao menos 60 alvos foram bombardeados na FAIXA DE GAZA e um cemitério foi atingido. Uma pessoa morreu e pelo menos dez ficaram feridas. Tropas aumentaram o cerco à CIDADE DE GAZA. Pelo menos 18 foguetes do HAMAS caíram hoje em ISRAEL. O grupo lançou uma bomba de fósforo branco contra o país. E três foguetes vindos do LÍBANO caíram em KIRIA SHMONA. ISRAEL reagiu com disparos e violou o espaço aéreo libanês.

Segundo fontes médicas palestinas, o número de mortos passa de mil. Feridos soma 4,6 mil pessoas. A ONU tem dificuldades para atender às necessidades de 35 mil pessoas.

Já o arqui-inimigo de ISRAEL, o líder da AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN,convocou os muçulmanos a uma “jihad” (guerra santa) contra o país.



2 010 : - QUINTA-FEIRA

Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap QAOPM 812907-0 Geraldo Jurandir do Couto - CSM/MInt, (TLTS e FRCTS DP-031/10 - Pr. 609/10).

Transferindo para a reserva “ex officio”: Nos termos do artigo 18, inciso IX do Decreto lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 05 (cinco) anos no posto de Cel PM, a contar de 14/01/10, Padrão PM-16, o Cel PM 6050-0 Nelson de Almeida - APMTJ, (TLTS e FRCTS DP-014/10 - Pr. 35.257/09).

Nos termos do artigo 18, inciso IX do Decreto lei 260/70, acrescido pelo artigo 2º da Lei 3.404/82, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 05 (cinco) anos no posto de Cel PM e o artigo 3º da Lei Complementar 1.048/08, combinado com o artigo 2º do mesmo diploma legal

em suas Disposições Transitórias, a contar de 14/01/10, Padrão PM-16, o Cel PM 6157-3 Paulo César Franco - DE, (TLTS e FRCTS DP-015/10 - Pr. 38.005/09).

NELSON DE ALMEIDA nasceu em 11 de fevereiro de 1956. Entrou para a PMESP no dia 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 24 de maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1997; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2002 e CORONEL em 14 de janeiro de 2005.

A carreira do PAULO CÉSAR FRANCO é bem parecida com a do NELSON. Nasceu em 4 de setembro de 1957. Entrou na PMESP também no dia 18 de fevereiro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL junto com o NELSON e suas promoções até o posto de major também foram nas mesmas datas. O PAULO CÉSAR foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2003 e a CORONEL também na data do NELSON. Juntos completam hoje os cinco anos no mais alto posto da PMESP e são obrigados a serem transferidos para a reserva compulsoriamente.



Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo alguns telefonemas de pessoas associadas que querem pagar suas mensalidades. Apenas poderão fazer isso depois do dia 21, quando retornará a nossa funcionária MARINEI. Uma delas é o ex-combatente de 1932, atualmente com 95 anos, MILTON LOUREIRO MIRANDA. Ele sempre acerta com a MARINEI o pagamento em sua casa, pois não pode se locomover.

COLOMBO permanece um bom tempo na Sociedade. Antes, almoçamos com VICTÓRIO e RONALDO. As terríveis cenas do terremoto no HAITI são comentadas por nós. Parece o fim do mundo.



O FLAMENGO conseguiu hoje o que queria e não precisará “pagar nada” para ter VAGNER LOVE, que deixa o PALMEIRAS depois de uma passagem sem nenhum brilho. O time carioca se entendeu com o CSKA, clube russo que detém os direitos do atacante, e ele vestirá a camisa rubro-negra até o fim de julho. O empréstimo custará apenas o alto salário do jogador, que gira em torno de 400 mil reais. Com a contratação de LOVE, o FLAMENGO reforçou o elenco para a disputa da TAÇA LIBERTADORES.

Com status de craque, VAGNER LOVE chegou ao PALMEIRAS em agosto do ano passado. Marcou um gol logo na estréia, mas depois começou a cair de produção. Fez cinco no total, em 12 jogos. O marketing alviverde sonhava em usar o jogador como garoto-propaganda, mas a idéia nunca saiu do papel. E o relacionamento do atacante com a torcida só piorou com o tempo. Em seu último trabalho com a camisa alviverde, hoje, em ATIBAIA, LOVE fez aquilo que todos esperavam dele quando foi contratado: movimentou-se bem e foi destaque, com três gols. Depois, nem voltou para SÃO PAULO com os companheiros. Já sabia que a negociação com o FLAMENGO tinha chegado ao tão sonhado fim.



PALMEIRAS e CRUZEIRO foram os últimos a garantir vaga nas oitavas de final da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR e se mantiveram hoje com aproveitamento de 100% na competição. Em SÃO CARLOS, o alviverde venceu de virada o FLUMINENSE por 3 a 1 e vai enfrentar o DESPORTIVO BRASIL. Já o CRUZEIRO bateu o PARANÁ por 1 a 0 em TABOÃO DA SERRA e agora pegará o surpreendente INTERNACIONAL DE LIMEIRA.



O advogado RENÊ FRANCISCO DIAS PEIXOTO, de 41 anos, foi ferido a tiros hoje por dois assaltantes, após ter sacado três mil reais na agência do BRADESCO, da Avenida HEITOR PENTEADO, na VILA MADALENA. Ele foi atingido no ombro e no abdômen dentro de seu RENAULT SENIC-MEGANE. Os ladrões fugiram em uma moto, sem o dinheiro, e até 22 horas estavam foragidos.



Uma modelo foi assassinada a tiros pelo próprio marido, um policial civil, dentro do apartamento do casal, no bairro da ACLIMAÇÃO, na zona sul da capital, nesta noite. Em seguida, o homem deu um tiro na própria cabeça. O crime ocorreu após uma discussão.

Segundo a polícia, a modelo MELCA LÚCIA GONÇALVES, de 28 anos, e o policial civil FERNANDO HENRIQUE OLMACHI, de 34, começaram a discutir por volta das 20 horas. Às 22 horas, os vizinhos ouviram um barulho de três tiros e chamaram a PM. Quando os policiais chegaram, conseguiram ouvir MELCA pedindo socorro e arrombaram a porta. Ela tinha levado dois tiros na barriga. Quando o resgate chegou, MELCA e o marido já estavam mortos. A modelo ficou famosa depois de ser capa da revista “SEXY”.



O governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, só oficializará a candidatura à Presidência em março, mas já adianta que o foco de sua campanha não será o atual governo. “Candidato a presidente não é chefe da oposição”, diz SERRA, delegando ao seu partido, o PSDB, a tarefa de criticar o governo LULA. “Vou apontar as coisas para o futuro”, afirma. Demonstrando, pela primeira vez, menos preocupação com a condição de candidato natural à sucessão do presidente LULA, o governador afirma que alguns passos políticos não ocorrem fora do tempo, nem por pressão nem por conveniência. “A partir de abril teremos seis meses pela frente. É tempo demais”, avalia.



O ministro CÉSAR ASFOR ROCHA, presidente do Superior Tribunal de Justiça, decretou hoje a suspensão de toda a OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA – investigação sobre suposto esquema de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo executivos da Construtora CAMARGO CORRÊA. O sobrestamento acolhe hábeas corpus de 98 páginas da defesa da empreiteira e tem caráter liminar. Vale até julgamento de mérito pela sexta turma do STJ. Ficam paralisadas duas ações penais, inquéritos que a Polícia Federal iria instaurar e 29 outros procedimentos relativos a políticos e administradores públicos citados em dossiê de propinas.



Após resolver a crise com os militares e a delicada situação entre os ministros NELSON JOBIM (Defesa) e PAULO VANNUCHI (Direitos Humanos), por causa do Programa Nacional dos Direitos Humanos, o governo tem uma estratégia pronta para diminuir o desgaste político em torno de outras polêmicas envolvendo o decreto presidencial.

O Palácio do Planalto pretende utilizar o grupo de acompanhamento que irá analisar o programa para filtrar as propostas, fazer a mediação, e em alguns casos, até mesmo propor alterações.



Países ampliam socorro ao HAITI. Só as doações dos EUA e das instituições financeiras internacionais somam 500 milhões de dólares. A tragédia provocou mobilização internacional de ajuda humanitária ao HAITI. Recursos estão sendo enviados de todas as partes do mundo. EUA, FMI, BANCO MUNDIAL e BID doaram, em conjunto, 500 milhões de dólares. Diversos países, incluindo o BRASIL, que destinará 15 milhões de dólares, além de equipamentos, pessoal e 14 toneladas de alimentos. Trinta militares do Corpo de Bombeiros do RIO que atuaram no socorro às vítimas de ANGRA DOS REIS embarcaram para PORTO PRÍNCIPE. O presidente haitiano, RENÉ PRÉVAL, disse que 7 mil corpos já foram enterrados em valas comuns. A CRUZ VERMELHA estima que o terremoto tenha deixado cerca de 50 mil mortos. O presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, pediu ajuda a EUA, BRASIL e CANADÁ para a convocação de conferência internacional para a reconstrução do HAITI.

As necessidades do HAITI são infinitas, disse seu embaixador. A missão que incumbe ao mundo é construir ali um país com a matéria-prima da solidariedade e da iniciativa que puder despertar na sua população.

Temendo novos terremotos, os sobreviventes se agrupam em praças. Entre eles há muitas crianças feridas, órfãs ou perdidas. Sem nada para comer, muitos haitianos retiram alimentos entre as ruínas dos mercados que desmoronaram. Aviões com ajuda humanitária começam a chegar, mas a distribuição é lenta. No momento, autoridades brasileiras e da ONU apenas tentam ajudar na busca por possíveis sobreviventes. Os hospitais, afetados pelo terremoto, não conseguem mais receber feridos. Muitos deles estão sendo enviados por helicópteros para a vizinha REPUBLICA DOMINICANA ou estão sendo atendidos no hospital improvisado da base militar brasileira.

Centenas de corpos estão empilhados diante do Hospital Geral de PORTO PRÍNCIPE e a toda hora caminhonetes trazem mais mortos. Milhares ainda continuam soterrados.

Com as presenças do presidente LULA e do governador JOSÉ SERRA, a médica pediatra ZILDA ARNS NEUMANN será velada, por volta das 10 horas de amanhã, no PALÁCIO DAS ARAUCÁRIAS, sede do governo estadual paranaense, em CURITIBA. Esse é o horário programado para a chegada do corpo da fundadora da PASTORAL DA CRIANÇA. O avião da Força Aérea Brasileira saiu de PORTO PRÍNCIPE às 20 horas de hoje, com o ministro NELSON JOBIM (Defesa) e o senador FLAVIO ARNS, sobrinho de ZILDA. A chegada em BRASÍLIA está prevista para 3 horas da madrugada. De lá, seguiria para o PARANÁ, às 8 horas.

Impossibilitado de comparecer por motivos de saúde, o Cardeal Arcebispo Emérito de SÃO PAULO, DOM PAULO EVARISTO ARNS, irmão da médica, será representado por DOM PEDRO LUIZ STRINGHINI, bispo de FRANCA. Abatido, ele ditou outra mensagem sobre a morte da irmã: “Quanto mais eu medito sobre a vida de ZILDA ARNS NEUMANN e seu trabalho em favor das crianças e mães pobres, me convenço de que a esperança nasce com a pessoa humana e se realiza plenamente no DEUS-CRIADOR. Sinto que foi e é esse o sentido da vida e ação da Doutora ZILDA ARNS NEUMANN.”



O cantor BOBBY CHARLES, autor de clássicos sulinos americanos como SEE YOU LATER ALLIGATOR e WALKING TO NEW ORLEANS, morreu nesta quinta-feira aos 71 anos em sua casa na LUISIANA. CHARLES, cuja causa da morte, não foi informada, tinha sofrido vários problemas de saúde nos últimos anos, incluindo câncer, diabete, problemas na coluna e outros originados após uma queda. Lenda do estilo swamp pop, uma fusão da tradicional música cajun da LOUISIANA com rock, folk e R&B, apareceu na cena musical na década de 1950. CHARLES estava finalizando seu álbum TIMELESS, que será lançado postumamente no fim de fevereiro.



2 011 : - SEXTA-FEIRA

“Pode não preocupar aos cientistas, mas a mim me preocupa muito: será que também há vida imbecil nos outros planetas?”

MILLOR FERNANDES – Humorista, escritor, tradutor e desenhista.



“Para mudar time, basta trocar técnico, mas para mudar políticos é preciso que os descontentes se candidatem”

CRISTOVAM BUARQUE – Senador.



“Coloca na conta de quem essas mortes? Parabéns, políticos de m...Todo ano é a mesma coisa”

KLÉBER GLADIADOR – jogador de futebol.



“Cidades brasileiras não têm planejamento urbano, em especial na periferia. Haja especulação imobiliária” Haja catástrofe!”

FREI BETTO – escritor e teólogo.



Ainda estou deitado quando telefona o CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO. Ele talvez queira conversar comigo sobre a Assembléia Geral de ontem na AORRPM. Saí antes de terminar a assembléia, face compromissos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não sei até agora qual foi o resultado, tentei depois telefonar para o CORONEL PM Ref THESEO, mas não consegui.

Doutora NELLY CANDEIAS telefona-me. Ela acertou com a Comunicação Social do 8º DISTRITO NAVAL a data e horário da reunião preparatória para a entrega do Colar do Centenário de D. PEDRO para dia 17 de janeiro, às 13:30 horas, no Páteo do Collégio. Quer ela que eu entre em contato com o COMANDO MILITAR SUDESTE e IV COMAR. Mantenho esse contato através via e-mail e depois por telefone. No IV COMAR converso com o CORONEL PAYÃO. No CMSE com o tenente responsável pela Comunicação Social. Parece que tudo está certo para essa reunião.

Saio mais tarde, embarcando numa van. Bem perto do Center Norte fura o pneu do lotação. Perdemos cerca de meia hora na troca do pneu. Chego tarde também no MMDC. O CRISTIANO telefona para me convidar para o almoço. Comento com os oficiais que participam desse almoço o evento que está sendo marcado para 25 de janeiro, no Páteo do Collégio. Por volta das 15:15 horas a presidente do IHGSP entra em contato comigo por telefone. Explico a ela que a reunião preparatória já foi divulgada para o COMANDO SUDESTE e IV COMAR.

Recebo um telefonema da viúva do ex-combatente ALCINDO LOUREIRO MARQUES que também quer saber sobre a PENSÃO ESPECIAL. Peço para que me mande uma mensagem, via internet, sobre esse assunto, para publicarmos no jornal “1932 EM MOVIMENTO”. Enquanto isso chove torrencialmente no centro da cidade de SÃO PAULO.

Deixo a Sociedade às 16 horas, embaixo de chuva. O movimento dos usuários dos ônibus que vão para GUARULHOS é anormal. Demora para chegar um dos ônibus que vai para o COCAIA. Ele vai lotado. O motorista enfrenta as águas da chuva e as avenidas totalmente congestionadas. Leva mais de duas horas para chegar em GUARULHOS.

Os noticiosos da televisão mostram as cenas dantescas dos estragos feitos pela chuva na região serrana do RIO DE JANEIRO.

Entre os e-mails que recebo hoje está a mensagem de dona LOUISE, que encaminho para a nossa Diretora de Comunicação Social inserir no “1932 EM MOVIMENTO:

Louise 14 de janeiro de 2011 19:36

Para: celmario@gmail.com


Durante as comemorações de 9 de julho do ano passado, ex combatentes comunicaram que recebem R$450,00 a título de pensão. Todos têm idade avançada e sua famílias dividem com eles o orgulho de terem lutado e mostrado seu amor por São Paulo.

O candidato José Serra disse em campanha que no nosso Estado ninguém recebia menos que R$590,00 mensais, o que se pode notar que não é verdade.

Sr. Governador Alckmin, está em suas mãos o estudo do reajuste dessa pensão. Eles foram nossos heróis e merecem consideração e respeito.

Maria Lucia B. Marques

Rua Piauí, 428, ap. 61 - Higienópolis - São Paulo.







Mario Ventura 15 de janeiro de 2011 00:26

Para: Camila Giudice

CAMILA

Esse depoimento vem em reforço à carta anterior da filha de um ex-combatente. Hoje recebi mais três telefonemas de viúvas de veteranos que estão aguardando, ansiosamente, que as promessas de campanha sejam cumpridas. Coloque no "32 EM MOVIMENTO" juntamente com a carta que cita como está passando privações a dona MAFALDA, de 101 anos.





CARO COMPANHEIRO, IRMÃO DO GBB, ANTIGOS SERVIDORES DO VELHO E BOM CFA, MINHAS SAUDOSAS SAUDAÇÕES.

FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO NOS VEMOS, ACHO QUE DESDE O FINAL DA NOSSA CONVIVÊNCIA NO CFA. TENHO ACOMPANHADO SUAS INTERVENÇÕES NO GBB COM OPORTUNOS EMAILS, SEMPRE ENALTECENDO A NOSSA VELHA CORPORAÇÃO. SIM, É VERDADE, EU VIVI ESSE PERÍODO CONTURBADO NA VELHA FP. HOUVE ATOS HERÓICOS, COMO TAMBÉM ALGUNS QUE CAUSAM VERGONHA A TODOS NÓS ATÉ HOJE. PENSO QUE EM 1961 HOUVE REALMENTE INÍCIO DA LUTA POR MELHORES SALÁRIOS, LUTA ESSA QUE CONTINUA ATÉ HOJE, POR ISSO DIGO, 1961 AINDA NÃO TERMINOU. QUERO CUMPRIMENTÁ-LO PELAS OPORTUNAS DIVULGAÇÕES DE FATOS REFERENTES A NOSSA VELHA FP(PM), TRAZENDO PARA A NOVA GUARDA OS FATOS HISTÓRICOS DA VELHA.

ACEITE RESPEITOSAMENTE UM ABRAÇO DESTE VELHO COMPANHEIRO AO JOVEM VENTURA DO INÍCIO DA DÉCADA DE 60.

JOÃO GUIMARÃES SOBRINHO

CAP PM APOSENTADO



Caríssimo Cel Ventura:

Agradeço, de coração, a homenagem que o sr. me prestou. Agradeço também, e muito, a inserção em MEMÓRIAS DO VENTURA. É uma honra. Muito obrigado.

O sr. pode ficar certo que farei uma visita, em breve, à Soc. Veteranos de 32 - MMDC. A epopeia sempre chamou minha atenção. Estudá-la mais a fundo, em 1998, quando fiz um trabalho sobre ela no meu 1° CFO, reforçou mais minha crença em seus valores.

Pela leitura das MEMÓRIAS, depreendi que o sr. é próximo do Cel Mendes. Como o sr., um bravo. Ele se recupera bem da cirurgia de vesícula a que foi submetido semanas atrás, graças a Deus. Eu e a Sd Rejane, do CRPM, estivemos no HPM quando ela me alertou que o Cel esteve internado e o visitamos horas antes do procedimento. Espero vê-lo em breve de volta ao condicionamento físico. E o sr. bem poderia estar lá conosco. Por favor, agende uma consulta com nossos médicos.

Fraternal abraço ao sr., desejando-lhe tudo de bom,

Helder O. R. Borges



DOE nº 10 • São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2011.

Decretos

DECRETO Nº 56.669, DE 13 DE JANEIRO DE 2011

Dá denominação ao prédio da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo

GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Decreta

Artigo 1º - Passa a denominar-se “Corregedoria da Polícia Militar - Coronel PM Luiz Perine” o prédio onde se encontra instalada a Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, situado na Rua Alfredo Maia, nº 58, Bairro da Luz, Capital.

Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 13 de janeiro de 2011

GERALDO ALCKMIN

Antonio Ferreira Pinto

Secretário da Segurança Pública

Sidney Estanislau Beraldo

Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicado na Casa Civil, aos 13 de janeiro de 2011.

FALECIMENTO

Com pesar, comunicamos o falecimento da Sra. HORTÊNCIA D`ASTI DE LIMA, mãe do nosso amigo e colega DR. OSWALDO D'ASTI, hoje dia 14, por volta das 17.00 horas. Estava internada no Hospital da Cruz Azul. ainda não sabemos detalhes do velório e enterro.

Dona Hortência:

Uma mulher de fibra

Conheça um pouco sobre a trajetória de Hortência D’Asti de Lima

A presidente e fundadora da UPCBPM do Estado de São Paulo, Dona Hortência teve sua trajetória marcada pelo trabalho voluntário e dedicação às pensionistas da PM. Incansável guerreira, uma mulher de fibra que conquistou o respeito e a admiração de toda a Corporação da PM de São Paulo. Esta é a definição daqueles que conhecem Hortência D’Asti de Lima, fundadora e presidente da UPCBPM. A relação dela com a Corporação vem de berço, pois quando nasceu seu pai já era da PM e passou a ensiná-la conceitos de valorização da sociedade que contribuíram com a formação de seu caráter. A proximidade fez com que Dona Hortência se apaixonasse também por um membro da corporação. Desta união, surgiram dois filhos homens, um deles também seguiu a carreira militar. “É por isso que eu digo, eu sou verdadeiramente uma PM! Sou filha de um, viúva de outro e mãe de outro policial” afirmava com orgulho. As décadas de 60 e 70 marcaram sua vida. Em 1964 ela perdia seu marido, hoje graduado como major e, em 1972, seu filho que sofria de diabetes também veio a falecer. Após uma fase de desilusão ela começou a sentir que devia olhar para frente, pois tinha outro filho para criar e muita coisa para realizar. Após alguns anos, ao começar a se deparar com a situação de pensionistas que recebiam pensões muito baixas ela sentiu que deveria fazer algo para ajudar esta classe abandonada. Desta solidariedade começava a nascer, em 1979, a primeira e única UPCBPM do Brasil, formatada com o apoio de amigas do Clube dos Oficiais da Reserva da PM, como as também fundadoras Nilva Novelli Carlezimo e Anacirema Rangel. Durante anos, Dona Hortência dispôs de recursos pessoais para manter a entidade. As primeiras reuniões eram realizadas na Paróquia de Santa Rita. “A minha família é a Policia Militar”

A UPCBPM tem sede própria, sucursal em Taubaté, um Lar de Apoio e um apartamento que serve de colônia de férias na Praia Grande. Dona Hortência teve um único sonho: ver a entidade seguir com uma Diretoria que tivesse o mesmo amor de auxílio e doação às pensionistas. “Nós construímos tudo isso com muito carinho e luta. Tenho esperanças de que este bonito trabalho irá prosseguir quando eu não puder mais atuar”, conta. O carinho das pensionistas e PMs por Dona Hortência, é algo de fácil percepção. Uma mistura de gratidão e admiração por uma mulher sincera, aberta e que estende a mão aos que mais precisam. “A minha família é a PM. Eu sou grata a Deus por poder me doar sem esperar algo em troca. Isto é o que me completa e me faz seguir em frente!” O trabalho visava auxiliar as mais necessitadas. Todos os meses ela ficava na porta do Banespa, para orientar as pensionistas explicando sobre seus direitos e erros em seus holerites. Aos poucos a nova entidade começava a ganhar adeptos e simpatizantes de toda a Corporação. O trabalho voluntário começava a surtir efeito e conquistar reconhecimento. Hoje a UPCBPM conta com milhares de associados

Recebo esta mensagem do CORONEL PM Ref UBIRAJARA PISANI, da cidade de ARAÇATUBA:

Consternado, comunico falecimento da Senhora Marta Ostini, esposa de nosso amigo e companheiro Coronel Sergio Fernando Ostini, ocorrido nesta data. O corpo será velado a partir das 19 horas até às 4 da manhã na capela Cardassi nesta cidade, quando então será conduzido para a cidade de Jaboticabal, onde o enterro será realizado às 19 horas.

Telefones da residência e celular do Ostini:

18 3623 51 77

18 9704 65 07



Além de perder tudo nas chuvas que devastaram a Região Serrana do RIO e contar as centenas de mortos, que até esta noite chegava a 538 pessoas, os moradores de TERESÓPOLIS e FRIBURGO tiveram que conviver hoje com boatos de arrastão e rompimento de uma represa que transformaram o clima fúnebre em desespero. Comerciantes da principal via de TERESÓPOLIS, a Avenida FELICIANO SODRÉ, chegaram a fechar a porta com medo de possíveis ataques. A polícia foi acionada e reforçou a segurança. Policiais da Força Nacional também serão enviados para o município. Em FRIBURGO, o boato de um rompimento de barragem deixou em pânico centenas de pessoas que passavam pelo centro da cidade. O clima de medo chegou a tal ponto que nas ruas do Centro alguns motoristas assustados abandonaram seus carros, outros voltaram na contramão. Funcionários da Concessionária ROTA 116, na RJ-11, chegaram a fechar as cabines do pedágio, antes da entrada de NOVA FRIBURGO, alegando que havia estourado uma represa. Os carros avançaram sobre os cavaletes sem pagar. De acordo com autoridades, há duas represas na região, mas, mesmo que elas se rompam, a água não chegará à cidade. O caos, que por si só já tomou conta dos municípios, ficou ainda maior. Milhares de desabrigados e desalojados – 6.400 em PETRÓPOLIS, 2.240 em TERESÓPOLIS e 5.190 em FRIBURGO – estão aglomerados em ginásios de esportes e abrigos improvisados pela prefeitura. Hoje voltou a chover forte em TERESÓPOLIS e ITAIPAVA, o que dificultou o trabalho de resgate de quem ainda está ilhado e dos corpos soterrados. Até quando conseguiram sobrevoar as áreas devastadas, as equipes que estavam em helicópteros da polícia e bombeiros, além dos das emissoras de TV, ouviram pedidos desesperados de ajuda, água e comida. O governo federal anunciou hoje a liberação de 100 milhões de reais, dos quais 50 milhões serão antecipados na segunda-feira, dia 17, para ajudar a população das cidades cariocas. O dinheiro poderá ser usado para socorro (compra de medicamentos, alimentos, abrigos, etc), além de ações para restabelecer a ordem, como limpeza de ruas, desobstrução de bueiros e estradas. Além disso, mais 35 milhões de reais já estão à disposição para pagar o aluguel social de 5.000 famílias de desabrigados. A partir do dia 18, terça-feira, serão pagos os benefícios do Bolsa Família relativos aos meses de janeiro e fevereiro e também do Benefício de Prestação Continuada pago a idosos e pessoas com deficiência.

Autoridades assinaram hoje uma Deliberação Conjunta de permissão para sepultar os corpos das vítimas das chuvas em FRIBURGO sem identificação, desde que seja feita a coleta de material que contenha DNA. A medida de emergência foi tomada por falta de estrutura do Instituto Médico Legal da cidade para armazenar todos os corpos das vítimas. Até o momento, mais de 200 mortes foram registradas no município. Também hoje, por solicitação emergencial do Ministério Público, que alegou questão de saúde pública, a Justiça autorizou a antecipação dos corpos enterrados em 2007 no Cemitério CARLINDA BERLIM, em TERESÓPOLIS. Até hoje à noite pelo menos 254 corpos já tinham sido periciados e estavam em caminhões frigoríficos aguardando o sepultamento. Como os cadáveres estão em estado avançado de decomposição, agentes da saúde pública tentam impedir que os técnicos trabalhem no reconhecimento dos corpos. O Programa de Identificação de Vítimas vai funcionar em regime de plantão amanhã para atender a parentes ou a conhecidos de desaparecidos.



Em duas horas e meia, o executivo da ICATU HOLDING, ERICK CONOLLY DE CARVALHO, de 41 anos, enterrou hoje no RIO dois filhos; os pais; a irmã, DANIELA CONOLLY, o cunhado e o sobrinho; além de parentes da mulher, ISABELA DE CARVALHO – que permanece internada. Das 18 pessoas que estavam na casa alugada da tradicional família GOUVEIA VIEIRA, 14 morreram vítimas da chuva que atingiu o VALE DO CUIABÁ, em ITAIPAVA, distrito de PETRÓPOLIS, na região serrana do RIO. Do grupo da casa, 11 foram enterrados no JARDIM DA SAUDADE, em SULACAP, na zona oeste da cidade. Os familiares de ERICK mantiveram o silêncio que mantêm desde o dia da tragédia. A estilista DANIELA CONOLLY, de 39 anos, o marido – o designer e músico ALEXANDRE FRANÇA, de 39 – e o filho do casal, JOÃO GABRIEL CONOLLY FRANÇA, de 2 anos, foram os primeiros a serem sepultados. Por volta das 11:50 horas, ERICK levou todos os caixões do carro fúnebre até as covas. A cerimônia correu em silêncio, rompido apenas por aplausos quando o último corpo desceu. “Parece que não é verdade ou que estamos vendo um filme”, disse GUSTAVO ANDRIEWISKI, de 39 anos, vocalista da banda REPPLICA e parceiro musical de ALEXANDRE havia 20 anos. “ALEXANDE era padrinho do meu filho e pai orgulhoso, com uma família feliz. Hoje, eu sinto um buraco, um vazio.” Depois foram enterrados os parentes de ISABELLA CONOLLY, ERCILA GOMES ERTHAL, ANDREA ERTHAL BERNARDES PEREIRA, YURI ERTHAL BERNARDES PEREIRA e LUDMIRA ERTHAL BERNARDES PEREIRA. No mesmo momento, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, na zona sul do RIO, a babá JACI GOMES também era sepultada pela família.

Em SULACAP, ERICK CONOLLY DE CARVALHO voltou até a capela para buscar os corpos dos filhos IGOR ERTHAL DE CARVALHO, de 11 anos, e NINA ERTHAL DE CARVALHO, de 8. Aos prantos, ele fez o percurso de 1 quilômetro até a cova preparada para as crianças. Ainda teve forças para ajudar a carregar os caixões dos pais, ARMANDO ERICK DE CARVALHO e CHRISTINE ELAINE CONOLLY DE CARVALHO. Um dos filhos dele, AXL, de 3 anos, ainda estava desaparecido. Hoje, o executivo teve ao menos duas boas notícias. Entre os quatro sobreviventes, a filha LAILA CONOLLY DE CARVALHO, de 14 anos, teve alta do Hospital COPA D´OR, em COPACABANA. A mulher, ISABELA DE CARVALHO, apresentou melhoras e foi transferida para o quarto. O sogro de ERICK continua internado. E a quarta sobrevivente, outra babá, já teve alta.



Faleceu aos 90 anos, em sua cidade natal, CACHOEIRA DO SUL – RS, o economista e advogado FRITZ STROHSCHOEN. Doutor em economia pela PUC – RS, aos 18 anos perdeu a visão de um dos olhos, o que nunca o impediu de se dedicar à leitura e aos estudos até seus últimos dias. Ao longo da vida, FRITZ foi ainda professor, historiador, advogado e perito em contabilidade e grafologia. Também se formou em administração, finanças, ciências econômicas, jurídicas e sociais.



A Justiça decretou a prisão do ex-policial militar RÓBSON DA SILVA LOBO, acusado de fornecer as armas de grosso calibre usadas no assassinato do prefeito de JANDIRA, WALDERI BRAZ PASCHOALIN. Câmeras de segurança da prefeitura gravaram o ex-PM recebendo e contando maços de dinheiro dentro de um carro no Centro de JANDIRA no dia 9 de dezembro, na noite anterior ao crime. O prefeito foi emboscado em frente a uma emissora de rádio e morto a tiros de fuzis calibre 233 e pistolas 9 mm na manhã seguinte. As imagens do ex-policial recebendo dinheiro vivo foram gravadas porque a movimentação em torno do veículo atraiu a atenção do operador das câmeras. O principal suspeito de mandar assassinar o prefeito é o ex-secretário municipal de Habitação do município, WANDERLEY LEMES DE AQUINO, que continua negando o crime. Ele está preso desde o final do ano passado.



O arcebispo emérito de SÃO PAULO, DOM PAULO EVARISTO ARNS, teve alta da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital SANTA CATARINA, em SÃO PAULO, e foi transferido para um quarto. Segundo boletim médico das 17:15 horas, DOM PAULO “eliminou por completo a infecção pulmonar instaurada após cirurgia para a extração da vesícula”. Sua saúde está estável.



O novo diretor da POLÍCIA FEDERAL, LEANDRO DAIELLO COIMBRA, disse hoje, em sua posse, que manterá as grandes operações. A PF teve queda no número de operações em 2010 se comparado ao ano anterior. COIMBRA argumenta que integrava a equipe do ex-diretor LUIZ FERNANDO CORRÊA, e, portanto, as linhas gerais da administração anterior deverão ser mantidas. “O foco é a corrupção, o narcotráfico, e o crime organizado.”



Faleceu ROBERTO MEHANNA KHAMIS, aos 64 anos. Torcedor do SANTOS, time do qual também era secretário do Conselho Deliberativo, o advogado KHAMIS viveu pela sociedade santista, tendo sido vereador pela ARENA, de 1973 a 1977. Foi professor no curso de Direito da Universidade Católica de Santos (UNIMES) nos anos 1990.



O brasileiro THOMAZ BELLUCCI caiu nas quartas-de-final do TORNEIO DE AUCKLAND, preparatório para o AUSTRALIAN OPEN, que começa dia 16, domingo. O paulista, 31º do mundo, foi derrotado pelo colombiano SANTIAGO GIRALDO (64º do ranking).



O caminhoneiro MARCELO REALES, de 42 anos, morreu depois da colisão de seu veículo com o carro do piloto argentino EDUARDO AMOR durante a 11ª etapa do RALI DACAR, na ARGENTINA.



A atriz ZSA ZSA GABOR teria hoje, em LOS ANGELES, sua perna direita amputada devido a uma grangrena, informou seu porta-voz. Aos 93 anos, GABOR está gravemente doente desde o ano passado, quando fraturou a bacia em conseqüência de uma queda. Foi internada várias vezes desde julho e voltou ao hospital em novembro devido a um coágulo na perna direita.



O presidente da TUNÍSIA, ZINE AL-ABEDINE BEN ALI, deixou hoje o país, de acordo com informações divulgadas pela rede de TV AL JAZEERA. Segundo a emissora, o presidente do Parlamento assumiu temporariamente o comando da nação. Em mais um dia de protestos, manifestantes tunisianos exigiam a renúncia imediata do presidente, que na quinta-feira havia anunciado diversas concessões, inclusive a promessa de deixar o poder em 2014, numa tentativa de conter a pior onda de distúrbios de seus 23 anos à frente do governo. O exército foi acionado, mas vários focos de violência foram identificados na capital TÚNIS. Segundo a agência REUTERS, pelo menos 5.000 pessoas pediam a saída do presidente em frente ao Ministério do Interior.



Nada menos do que seis mil pessoas, ou boa parte dos cidadãos que se encontravam em MADONNA DI CAMPIGLIO, assistiram hoje, no lago congelado da cidade dos ALPES italianos, à tradicional corrida promovida pela FERRARI. E tanto no kart quanto na prova com modelos FIAT 500 o vencedor foi FERNANDO ALONSO. A razão para tanta gente ir ao belo evento foi uma só: a presença de VALENTINO ROSSI, nove vezes campeão do mundo nas motos. Ele foi quarto no kart e terceiro com o 500. FELIPE MASSA foi segundo no kart e quinto com o 500.



2 012 : - SÁBADO

Neste sábado o Diário Oficial publica a passagem para a reserva do TENENTE-CORONEL PM LEANDRO PAVANI AGOSTINI. Ele nasceu em 27 de novembro de 1963. Entrou para a PMESP no dia 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Somente tenho as suas promoções a 2º TENENTE (em 25 de agosto de 1988) e a 1º TENENTE (em 24 de maio de 1990).

Embora estejamos tranqüilos nesta data, há muito barulho por causa do cão BOB e de alguns gatos da MARLENE. O pior é que dona LUCINDA dá mais valor aos animais do que às reclamações das pessoas que se sentem irritadas com os latidos do BOB e das barulheiras da “gataiada” da Rainha dos Gatos aqui de casa. Isso já está enchendo as medidas.



MEDEIROS escreveu em MEMÓRIAS DO VENTURA a respeito de um artigo de nosso amigo MARIANO TAGLIANETTI. Mandei esse parecer ao nosso ilustre MARIANO, que me responde hoje:

Caro Cel. Ventura : alvíssaras !

Realmente MEDEIROS ao exteriorizar " O QUE CAUSA PASMO É VER E OUVIR NA TELEVISÃO, QUE É UM MEIO PODEROSÍSSIMO, TODA SORTE DE ERROS TANTO FALADOS PELOS ATORES COMO INSCRITOS NAS LEGENDAS", evidencia que o Ministério da Educação tendo por corolário as Secretarias Estaduais cultivam palidamente nosso idioma... Toda lingua tem sua gíria. O que está acontecendo não é uma evolução linguística, como açodadamente alguns "professores" justificam ao ensinar que todo vocábulo é válido uma vez que compreensível, chegando-se ao despropósito de membro da Academia Brasileira de Letras afirmar que devem ser abolidos nos dicionários aqueles que não de emprego corrente...

Tristemente verifica-se a tendência de oficialização acentuada de nosso já dialeto da língua portuguesa, ou melhor o português brasileiro...



Recebe minha real estima, Mariano.



CARÍSSIMO MARIANO

Para conhecimento e sua ponderada avaliação.

De: Fernando Melo Medeiros Data: 12 de janeiro de 2012 11:21

Assunto: [MEMÓRIAS DO VENTURA] Novo comentário em BILHETES AVULSOS DE MARIANO TAGLIANETTI - LINGUA ....

Fernando Melo Medeiros deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BILHETES AVULSOS DE MARIANO TAGLIANETTI - LINGUA ...":

Prezados Senhores,

Acho que encontrei finalmente o lugar certo para desabafar. Nosso querido idioma, a língua portuguesa, está maltratado. Cada vez mais nota-se o desprezo com que as pessoas que podem fazer alguma coisa no sentido de reverter este processo de aviltamento de nossa língua encaram este sério problema. Aceita-se até certo ponto que as pessoas menos estudadas comentam pequenos erros, quando falam. Mas o que causa pasmo é ver e ouvir na televisão, que é um meio de comunicação poderosíssimo, toda sorte de erros tanto falados pelos atores como escritos nas legendas. O mais comum são os erros no uso do imperativo: "se liga", quando deveria ser "te liga" ou "se ligue", " não se preocupa" quando deveria ser "não te preocupes" ou "não se preocupe". Quem dos Senhores se lembra daquela propaganda da Caixa Econômica, "Vem pra Caixa você também!" O Ariano Suassuna rebate quando dizem que macaco só gosta de banana. Diz ele, mas só dão banana ao macaco! Se derem outras frutas ao macaco, ele também come. Portanto o argumento de que as novelas devem apresentar a língua como o povo fala não é válido. Num país onde, segundo dados do IBGE, 75% dos alfabetizados são analfabetos funcionais, as pessoas responsáveis pelas produções artísticas das emissoras de televisão deveriam se concientizar de que elas são responsáveis pela maneira como as pessoas usam a língua falada e escrita. Outro dia, ouvi um trecho de um diálogo onde um personagem representado por um jovem ator foi inquirido a respeito de seu relacionamento com outro personagem, sua jovem namorada, e respondeu assim, "Eu e ela se ama". É realmente imperdoável.

Fernand o Melo Medeiros

f.melo.medeiros@uol.com.br



Por Agência Brasil, Agência Brasil, Atualizado: 14/1/2012 15:01

Alckmin visita a cracolândia e diz que operação policial será mantida; Defensoria dará assistência jurídica e social

Marli Morreira Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje (14), em um evento no Hospital Heliópolis, que a polícia será mantida na operação da região da cracolândia, onde há grande concentração de usuários de crack e outras drogas, moradores de rua e traficantes. Na capital paulista, os dependentes e outras pessoas ligadas ao consumo de drogas dividem-se em ruas próximas do centro da cidade, nos bairros de Santa Cecília, Luz e Campos Elíseos. Na madrugada deste sábado, Alckmin passou pelas ruas da cracolândia, que continuam com a forte presença de policiais, cuja missão é a de coibir o uso de drogas e a ação dos traficantes. O governador não desceu do carro e nem deu declarações no local. Já mais tarde, na visita ao hospital, ele avaliou a presença policial na cracolândia como positiva e disse que o reforço da segurança no local está permitindo que as famílias possam voltar a passar pelas ruas do local. Segundo o governador, 80 dependentes químicos manifestaram o interesse em tratar-se. 'Isso significa uma média de sete internações por dia', destacou. Alckmin disse ainda que, paralelamente ao trabalho social, a polícia tem desmontado laboratórios de refino de drogas, tendo apreendido, nos últimos dias, 16 mil pedras de crack. A Defensoria Pública de São Paulo anunciou ontem (13) que vai se engajar no trabalho social que vem sendo feito na cracolândia, por meio de uma ação coordenada com outros órgãos. A partir da próxima segunda-feira (16), psicólogos e assistentes sociais da Defensoria estarão na região da cracolândia para ajudar no encaminhamento dos usuários de droga à rede pública de saúde e de assistência social. A Defensoria justificou a iniciativa dizendo 'que é sensível à necessidade de enfrentar esse complexo e grave problema social'. A ação da Defensoria será coordenada com os outros órgãos públicos que atuam no local, 'visando a soluções conjuntas', segundo informou o órgão. Os defensores acreditam que sua presença é fundamental em um local de alta vulnerabilidade social para garantir o respeito aos direitos das pessoas quem enfrentam o vício da droga. Em nota, a Defensoria disse ainda que o acompanhamento da Operação Cracolândia, deflagrada nessa semana, tem se dado 'no estrito cumprimento de sua missão institucional e que a Defensoria tem prestado atendimento jurídico às pessoas carentes, orientado sobre direitos e recebendo denúncias e reclamações sobre eventuais ações abusivas.' - Edição: Lana Cristina - Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Se o SÃO PAULO caiu na primeira fase, CORINTHIANS e PALMEIRAS cumpriram bem seu papel e hoje eliminaram GOIÁS e MONTE AZUL, respectivamente, e avançaram às oitavas de final da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR. O primeiro a se garantir foi o TIMÃO, eu entrou em campo à tarde em JAGUARIÚNA. O time do técnico NACISO encontrou muita dificuldade para superar os goianos. O gol da vitória só saiu aos 32 minutos do segundo tempo, com MATHEUZINHO, que aproveitou uma confusão na área para avançar e tocar na saída do goleiro LEANDERSON. O próximo desafio corintiano será contra o PRIMEIRA CAMISA, clube do ex-zagueiro ROQUE JÚNIOR, que passou pelo TAUBATÉ com tranqüilidade, por 2 a 0. O PALMEIRAS entrou em campo à noite, em ARARAQUARA. A vitória foi muito tranqüila do que a do arquirrival. Sem sustos, o VERDÃO fez 2 a 0 no MONTE AZUL. O próximo adversário será o PAULISTA, que não tomou conhecimento do SANTO ANDRÉ, vencendo por 4 a 1, em LEME. O AMÉRICA MINEIRO confirmou seu favoritismo e venceu o SÃO BERNARDO por 2 a 1. Nas oitavas, os mineiros pegarão o RED BULL, que goleou o SÃO CARLOS por 4 a 0, mesmo atuando na casa do adversário. Em BATATAIS, o OLÉ BRASIL bateu o UBERLÂNDIA por 2 a 1. Amanhã o SANTOS enfrentará o GUARANI, em LIMEIRA. No outro duelo paulista o DESPORTIVO BRASIL vai encarar o SÃO CAETANO, em PORTO FELIZ. Outras três equipes paulistas estarão em campo no domingo: o MIRASSOL enfrentará o CORITIBA, na cidade de LOUVEIRA. O GRÊMIO BARUERI, que eliminou o SÃO PAULO, receberá o INTERNACIONAL e o JUVENTUS enfrentará o GRÊMIO, em OSASCO.

O primeiro jogo do PALMEIRAS terminou entre xingamentos e aplausos. Festa pelo gol de PEDRO CARMONA, que deu a vitória ao time no último minuto do amistoso contra o AJAX, por 1 a 0, hoje, no PACAEMBU. Pouco antes, a torcida gritava “queremos jogador!”, juntamente com xingamentos ao presidente ARNALDO TIRONE e ao vice ROBERTO FRIZZO. A partida teve também uma série de homenagens ao ex-jogador MARCOS. Quando ele apareceu em uma das tribunas do estádio, a torcida ficou de pé para saudar o seu grande ídolo. Ele não entrou em campo, mas foi o nome mais gritado.

A edição de 2012 do RALI DACAR vai terminar amanhã, domingo, em vermelho, azul e branco, as cores da FRANÇA. Na categoria motos, CYRIL DESPRES aproveitou que o espanhol MARC COMA se perdeu na penúltima etapa, entre NASCA e PISCO, no PERU, e voltou à liderança com grande vantagem sobre o rival. Na categoria carros, STEPHANE PETERHANSEL venceu a etapa de hoje e praticamente garantiu o título do rali.

A chuva que castiga a Região Sudeste ameaça pelo menos 29 museus. Goteiras e infiltrações são os problemas mais comuns. Mas desabamentos de muros e deslizamentos de encostas também põem em risco acervos e imóveis – alguns construídos há mais de dois séculos. É o que mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em MINAS, até o Museu da Inconfidência, em OURO PRETO, está ameaçado por estar em área de risco de deslizamento. O edifício do Século 18 abriga obras de MANUEL DA COSTA ATAÍDE e ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, o ALEIJADINHO. Outros prédios mineiros também correm perigo, como os dos Museus Regional de CAETÉ, também do século 18, e do DIAMANTE, em DIAMANTINA. Nos dois casos, muros já desabaram e há infiltrações no telhado e no piso. Infiltrações também foram encontradas nos Museus do OURO, em SABARÁ, CASA DOS OTTONI, no SERRO, e ARQUIDIOCESANO de MARIANA. Em BELO HORIZONTE, a chuva causou danos ao MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA, parte do conjunto arquitetônico elaborado por OSCAR NIEMEYER, e ao MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. No RIO, temporais ameaçam prédios históricos, como o MUSEU IMPERIAL, onde dom PEDRO II passava o verão, e o PALÁCIO RIO NEGRO, que funcionou como residência de verão dos presidentes GETÚLIO VARGAS e JUSCELINO KUBITSCHEK. Ambos são de PETRÓPOLIS e têm problemas com infiltrações, assim como so Museus de Arte Religiosa e Tradicional, em CABO FRIO, CADA DA HERA, em VASSOURAS, e da REPÚBLICA e VILLA-LOBOS, na capital fluminense. Em PARATY, o Museu FORTE DEFENSOR PERPÉTUO, cujo prédio foi construído em 1793, também sofre com infiltrações, mas o maior problema é a ameaça de deslizamento das encostas que cercam o prédio. Outro imóvel em risco é o do Centro Cultural de SÃO JOSÉ DE UBÁ, que apresenta rachaduras.

A dona de casa GERALDA LÚCIA FERRAZ GUABIRABA, de 54 anos, foi encontrada morta na madrugada na altura do km 8 da Estrada SANTA INÊS, em MAIRIPORÃ. Ela sofreu um corte profundo na altura do pescoço e estava com o rosto desfigurado. O carro da vítima, uma CHEVROLET TRACKER, foi encontrado a poucos metros do local, sem sinal de arrombamento e com a chave no contato. GERALDA era mulher de JOSÉ PEREIRA GUABIRABA, um dos diretores do Departamento Comercial do Grupo Estado. A morte foi registrada como homicídio qualificado. Segundo CLÁUDIA PATRÍCIA DALVIA, titular da Delegacia de MAIRIPORÃ, responsável pelo caso, serão solicitadas as imagens do circuito interno do prédio para saber se a vítima deixou o apartamento sozinha ou não.

DANILO BURIN era natural de SOBRADINHO, no RIO GRANDE DO SUL, onde nasceu em 1949. Ingressou na magistratura no Estado do MATO GROSSO DO SUL em 1988. No ano seguinte, foi promovido para juiz de 1ª entrância e assumiu as funções na Comarca de NIOAQUE. Em dezembro de 1995 foi novamente promovido, passou a atuar como juiz de 2ª entrância e assumiu a 2ª Vara Cível da Comarca de NAVIRAÍ. Em 2002, foi promovido para juiz de entrância especial e tornou-se titular da Vara da Infância e Juventude da capital de SÃO PAULO. Nos últimos nove anos, se dedicou ao restabelecimento de jovens que haviam cometido ato infracional, com medidas socioeducativas de internação. Mesmo depois de se aposentar, em 2011, continuou fazendo esse trabalho. Sua atuação se destacou pela técnica esmerada e pela sensibilidade. Ele foi também um incansável combatente no poder público para garantir a execução de políticas públicas que atendessem aos ditames do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para os colegas, a aposentadoria de DANILO BURIN deixou órfãos os meninos que ele desconsertava com lições para a vida toda. Foi representante de MATO GROSSO DO SUL no FONAJUV (FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA JUVENIL), criado em 8 de agosto de 2008, coordenou os trabalhos da Justiça Restaurativa e atualmente era membro da diretoria da ABRAMINJ (ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO BRASIL). DANILO BURIN morreu nesta noite, aos 63 anos, em SANTA CRUZ DO SUL (RS). Estava internado desde dezembro de 2011 após ter sofrido um acidente vascular cerebral.





Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 14/1/2012 10:48

Acidente com navio italiano de cruzeiro deixa ao menos 3 mortos



REUTERS

Por Antonio Denti

PORTO SANTO STEFANO, 14 Jan (Reuters) - Pelo menos três pessoas morreram depois que um navio italiano de cruzeiro encalhou e tombou com mais de 4 mil pessoas a bordo. As equipes de resgate continuavam procurando outras vítimas. A operação de resgate envolvendo botes salva-vidas, navios e helicópteros prosseguia horas depois de o navio Costa Concordia, de 114.500 toneladas, ter se chocado contra um banco de areia perto da ilha de Giglio na noite de sexta-feira. Fotos mostram um enorme rombo numa parte lateral. "No momento temos cerca de 40 homens no trabalho e aguardamos a chegada de equipes especializadas em mergulho para checar todo o interior do navio", disse o porta-voz da corporação de bombeiros, Luca Cari. "Não descartamos a possibilidade de que mais pessoas estejam desaparecidas. Isto é difícil porque o navio é enorme", declarou Cari, acrescentando que a embarcação estava tombada para um lado sobre o banco de areia e provavelmente não vai afundar mais do que isso. Os passageiros disseram que o acidente ocorreu durante o horário do jantar.

PÂNICO: - "Estávamos sentados para jantar e ouvimos aquele grande estrondo. Acho que ele bateu em algumas rochas. Houve muito pânico, as mesas viraram, os copos voaram para todos os lados e nós corremos para os decks onde colocamos nossos coletes salva-vidas", relatou a passageira Maria Parmegiano Alfonsi à TV italiana Sky. Segundo a emissora, a polícia e passageiros disseram que algumas pessoas saltaram do navio, que tem 290 metros de comprimento. O luxuoso navio de vários andares submergiu parcialmente a apenas centenas de metros da costa. As autoridades não quiseram levantar hipóteses sobre as causas do acidente. "Certamente haverá uma investigação, mas neste estágio é impossível determinar exatamente o que aconteceu", disse Italo Spalvieri, de uma corporação da polícia no vizinho porto de Livorno. Muitos dos 3.200 passageiros e 1.023 tripulantes foram levados para o porto de Santo Stefano, no continente, onde estavam abrigados em escolas, igrejas e outros edifícios públicos. O website da operadora do cruzeiro, a Costa Crociere, com sede em Gênova, aparentemente entrou em colapso diante do volume de acessos, mas a empresa pôs à disposição uma linha telefônica para responder aos pedidos de informação. A Costa informou que vai cooperar plenamente com as autoridades. Não há informações sobre a identidade das vítimas. Acredita-se que, na maioria, os passageiros sejam italianos, mas também haveria pessoas de muitas outras nacionalidades a bordo. (Reportagem adicional de Philip Pullella e James Mackenzie em Roma e Ognibene em Florença)

Um dos fundadores do Grupo separatista PÁTRIA BASCA E LIBERDADE (ETA), JOSÉ LUÍS ÁLVAREZ ENPARANTZA, morreu hoje aos 84 anos. ÁLVAREZ participou da criação do ETA, em 1958. Vinte anos depois ajudou a formar o HERRI BATASUNA, braço político do grupo. Escritor, ele dizia que sua cultura poderia sobreviver melhor em uma nação basca independente.



MA YINQ-JEOU, líder do KUOMINTANG, foi reeleito hoje presidente de TAIWAN com 52% dos votos, em um sinal de aprovação de sua política de aproximação com a CHINA, que levou o relacionamento entre a ilha e o continente ao momento de maior tranqüilidade das últimas seis décadas. A expectativa dos analistas era de que a disputa seria apertada, mas MA venceu com uma vantagem surpreendente de quase 800 mil votos em relação à candidata de oposição, TSAI INQ-WEN, do Partido Progressista Democrático (PPD), preferida por 46% dos eleitores.



A ministra do Orçamento e porta-voz do governo da FRANÇA, VALÉRIE PÉCRESSE, disse hoje que o país tem que perseverar com as reformas para melhorar sua competitividade e reduzir seu déficit. Durante entrevista à rede de televisão FRANCE 3, PÉCRESSE afirmou que o governo não subestimou a decisão da agência de classificação de risco STANDARD & POOR´S de rebaixar o rating do país, para AA+, AAA. O primeiro-ministro, FRANÇOIS FILLON, havia minimizado o rebaixamento da nota em meio à aproximação das eleições presidenciais da FRANÇA, daqui a 99 dias.



2 013 : - SEGUNDA-FEIRA

LUCINDA levanta sozinha da cama. É a primeira vez que isso acontece desde 30 de dezembro. São 5:30 horas e ela percebe que todos ainda estão dormindo. Aí, com certo esforço, consegue sentar-se e depois levantar. É um bom sinal, depois de dias de martírio e dores.

Leio no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO uma reportagem que ocupa as páginas 2 e 3 com o título “VAMOS ACOMPANHAR CADA PM ENVOLVIDO EM MORTE”. O Comandante Geral da PM, CORONEL PM ROBERTO MEIRA, de 50 anos, quer submeter todo policial envolvido em ocorrências que resultarem em morte a acompanhamento, antes de ele retornar às atividades nas ruas. “O objetivo não é punir, mas colaborar para a preservação da saúde do policial, o aprimoramento dos procedimentos padrões e também para benefício da população. Morte é algo que deve ser levado muito a sério”, afirma o novo “chefe” da PM paulista, que assumiu o cargo no final de novembro em meio aos ataques do PCC às forças do Estado e com a ordem de controlar a corporação.



Temos uma tarde chuvosa, mas tranqüila na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Apenas somos perturbados pela tentativa de se colocar uma fechadura automática na porta de entrada da Sociedade. Essa idéia do TENENTE PM ROGÉRIO é boa, mas até agora não deu certo. A fechadura que ele comprou não funciona quando se liga a eletricidade. AMADO RÚBIO vem nos visitar e dá algumas idéias sobre os dias vindouros. Ele quer que o MMDC ajude os últimos veteranos, todos eles espalhados pelo interior. Isso vem sendo feito pelos diversos quartéis da PM. Não somos comunicados a respeito de como se procede essa ajuda. Ainda há pessoas que estão interessadas em receber o Colar da Vitória no dia 24 de janeiro. O prazo termina amanhã.

No almoço, OLIVEIRA conversa bastante sobre um romance frustrado entre o COLOMBO e a INGRID. Quando ele descobre o que estava acontecendo entre a moça e um pastor evangélico, há o rompimento do namoro. O pior é que ele já comprara a aliança de noivado e participava da ajuda para a compra de um vestido de noiva. Segundo consta todo o auxílio em dinheiro era para solidificar o namoro da INGRID com o pastor. Conversamos sobre a onda de violência que ainda perturba São Paulo. O fim de semana não ficou nada devendo aos dias de dezembro.

Com a denominação do logradouro perto do TUNEL 9 DE JULHO de CAPITÃO GINO STRUFFALDI, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC pensa em realizar ali, por ocasião do primeiro aniversário do falecimento do presidente de honra da Sociedade, um Culto Ecumênico. Amanhã, quando for à Câmara Municipal, atendendo a um convite do agora vereador CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, pretendo visitar o gabinete do vereador TONINHO PAIVA, autor do Projeto de Lei que originou a Lei nº 15.658, de 6 de dezembro de 2012. Tenho um ofício de reconhecimento para entregar a esse vereador e trocar idéia com ele sobre o Culto Ecumênico de 15 de março. Também preciso acertar detalhes disso tudo com a família do GINO.



Em casa, recebo uma mensagem do JEFFERSON BIAJONE dando conta de notícias referentes aos núcleos de ITAPETININGA, CAMPINA DO MONTE ALEGRE e BURI. Coloco isso em minhas memórias, possibilitando a todos os leitores o conhecimento do que vai pelo interior, com relação ao Movimento Constitucionalista de 1932.

CARISSIMO CEL VENTURA

Participo-vos das ultimas atualizações ocorridas no portal do NC de ITAPETININGA, algumas relativas aos eventos realizados em 2012

http://mmdc.itapetininga.com.br/monumento.htm

e outras também ao titulo de Conselheiro de NC e Presidente de honra de NC, esse ultimo concedido ao nosso amigo e agora ex-prefeito RAMALHO

http://mmdc.itapetininga.com.br/honrarias.htm

Extensiva gama de videos no youtube e fotos se encontram nesses links. Estamos aguardando apenas o video do evento do VENANCIO no YOUTUBE para também divulgarmos no portal na primeirissima oportunidade.

Acrescento ainda que os blogs dos NC de CAMPINA DE MONTE ALEGRE

http://mmdcma.blogspot.com.br/

e de BURI

http://mmdcburi.blogspot.com.br/

encontram-se atualizados e PRONTOS para as missões que os aguardam nesse ano de comemoração dos 81 anos da RC32.

Att e grato

BIAJONE

Jan 14, 2013



O rompimento de galeria pluvial em PIRITUBA, na zona norte da capital, fez surgir uma cratera na Rua WILLIS ROBERTO BANKS. O problema foi agravado após a chuva no fim de semana e agora ameaça duas casas, interditadas hoje pela Prefeitura. Não há prazo para o fim dos reparos, o que revoltou os moradores. A cratera começou com um buraco de 1,5 metro de largura no dia 11 de janeiro, quinta-feira, segundo o técnico de plásticos ANDRÉ APARECIDO SILVA, de 37 anos, morador de uma das casas ameaçadas. A família dele e a da técnica de Enfermagem ARLETE APARECIDA SILVA, de 40 anos, da outra casa interditada, dizem que vão continuar no local. A Prefeitura disse que os reparos começaram sábado e foram retomados hoje.



Duas pessoas foram mortas a tiros e dez baleadas após dois homens efetuarem disparos contra foliões em um ensaio de bloco de carnaval em NOVA FRIBURGO, na região serrana do RIO, na noite de ontem, domingo. DANIEL FERNANDO COMBAT SILVA, de 20 anos, morreu na hora. WANDERITE LUIZA KLEM, de 44 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu hoje de madrugada. Ela havia ido à festa para buscar o filho. Até o início da tarde quatro feridos permaneciam hospitalizados, nenhum em estado grave. Os homens fugiram após atirar nas pessoas que estavam no BLOCÃO DO RASTAFARI. Cerca de 400 foliões participavam do ensaio. Um dos bandidos usou pistola calibre 380 e seu comparsa, um revólver 38. De acordo com o delegado ANESTOR MAGALHÃES, os dois criminosos foram identificados, mas até esta noite continuavam foragidos. A principal hipótese é que o alvo dos atiradores era o rapaz que morreu, suspeito de ter matado o irmão de um traficante.



Depois de dez meses e 15 dias escondido em uma chácara perto de ANÁPOLIS, a 65 km de GOIÂNIA, o contador GEOVANI PEREIRA DA SILVA, último foragido do esquema do contraventor CARLOS AUGUSTO RAMOS, o CARLINHOS CACHOEIRA, entregou-se no início da madrugada de hoje à Polícia Federal. Tido como figura chave da MÁFIA DOS CAÇA-NÍQUEIS – administrava e distribuía o dinheiro dentro do grupo – PEREIRA apresentou-se por volta de 0:30 hora na delegacia da PF de ANÁPOLIS, acompanhado do advogado CALISTO ABDALLA NETO. Ainda hoje ele foi levado para a sede da PF em GOIÂNIA. Condenado, no dia 8 de dezembro do ano passado, a 13 anos e 4 meses de prisão, o contador vinha negociando sua apresentação com policiais desde a semana passada. Sua prisão representa, na prática, o desfecho da OPERAÇÃO MONTE CARLO, que a Polícia Federal desencadeou em 29 de fevereiro de 2012 e que levou à prisão de CACHOEIRA e de outras 80 pessoas em GOIÁS, DISTRITO FEDERAL, MINAS GERAIS e TOCANTINS. Sob comando de CACHOEIRA, o grupo havia montado um esquema de tráfico de influência e exploração de jogos ilegais nesses quatro Estados. CACHOEIRA, condenado a 39 anos de prisão pela Justiça Federal de GOIÁS, obteve hábeas corpus, casou-se no mês passado e continua em lua de mel.



A morte do designer GUILHERME ALVES NASCIMENTO, de 26 anos, ainda é um mistério para a polícia. O jovem foi encontrado morto na madrugada de hoje com dois tiros na cabeça na Rua DUARTE DE AZEVEDO, em SANTANA, zona norte da capital. GUILHERME foi visto pela última vez na noite do domingo, ontem, em um bar na VILA MADALENA, zona oeste, onde passou o dia com os amigos. Segundo a investigação, motociclistas passaram e atiraram nele. O designer não tinha passagem criminal e, até o momento, não há pistas dos assassinos.



Quase metade dos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SISU) – ambiente virtual no qual os estudantes se candidatam a universidades federais com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – tentou uma vaga pelo sistema de cotas. Foram 864.830 inscritos, de um total de 1.949.958 estudantes que usaram o SISU neste ano, apesar de as vagas reservadas para os cotistas representarem apenas 12,5% do total.



O corpo da modelo brasileira CAMILA BEZERRA VERAS, de 22 anos, achada morta na CHINA após voltar de uma festa de reveillon e cair do 13º andar do prédio onde vivia, não tem mais data para chegar ao País – a previsão anterior era de chegar a FORTALEZA na sexta-feira, dia 12. A advogada da família acusa a burocracia chinesa, já que a policia ainda apura as causas da morte.



Uma epidemia de gripe já se alastrou por 47 dos 50 Estados americanos e matou 20 crianças. A contaminação de quase 20 mil pessoas no Estado de NOVA YORK forçou o governo ANDREW CUOMO a decretar situação de emergência de saúde pública no sábado. A correria pela vacinação tem sido intensa, sobretudo em NOVA YORK, o segundo destino favorito dos turistas brasileiros. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a influenza surgiu antes do período normal nos EUA, no final de novembro, e seu risco de contaminação continuará elevado por semanas. Em nove das dez regiões há alto registro de pessoas doentes. No Estado de NOVA YORK, CUOMO afirmou que o total de contaminados – 19,1 mil pessoas – é cinco vezes maior que na temporada anterior.



Extremistas islâmicos tomaram hoje o vilarejo de DIABILY, a 400 quilômetros da capital do MALI, BAMAKO, em uma resposta à ofensiva lançada na sexta-feira pela FRANÇA no norte do país africano. O governo francês afirmou hoje que 2,5 mil homens, além de caças RAFALE e MIRAGE, de helicópteros e veículos blindados seriam deslocados para o MALI. O ataque francês tem como alvo grupos ligados à AL-QAEDA do MAGREB ISLÂMICO (AQMI), que tomaram progressivamente o norte do MALI desde o final de 2011, impondo a sharia – a lei islâmica – à população local. O Conselho de Segurança da ONU já havia autorizado uma operação militar internacional na região, mas a intervenção foi antecipada pelo governo da FRANÇA em razão da iminente ofensiva dos islamistas em direção à capital e à ameaça de um golpe de Estado. Em represália à ofensiva francesa, representantes do Movimento pela Unidade e pela JIHAD na ÁFRICA OCIDENTAL (MUJAO), um dos grupos ligados à AQMI, ameaçou hoje “atingir o coração da FRANÇA” com atentados. Nos dois primeiros dias, ataques franceses foram feitos contra em alvos situados nas cidades de NAMPALA, LÉRÉ, DOUNTEZA e KONNA – esta última retomada por forças do MALI, no sábado. Hoje, porém, os rebeldes surpreenderam lançando uma ofensiva contra a cidade de DIABALY. O ataque teria sido comandado por ABOU ZEID, um dos líderes a AQMI. “Nós sabíamos que haveria uma contraofensiva em direção ao oeste, onde estão os extremistas mais determinados, mas estruturados e mais fanáticos”, reconheceu o ministro da Defesa, JEAN-YVES LE DRIAN. “Eles tomaram DIABALY, um pequeno vilarejo, após fortes combates e resistência do Exército do MALI, que estava insuficientemente equipado”. Para o ministro das Relações Exteriores, LAURENT FABIUS, a primeira missão já foi cumprida: impedir o avanço dos extremistas em direção a BAMAKO. O objetivo agora seria apoiar os soldados do Exército do MALI e das forças da Comunidade Econômica dos Estados da ÁFRICA OCIDENTAL (ECOWAS) que tem a autorização da ONU para intervir. A FRANÇA espera obter nas próximas horas apoio logístico da GRÃ-BRETANHA, que deve enviar aviões cargueiros para o transporte de tropas e drones para ataques aéreos. Apesar dos discursos de apoio vindos dos EUA – que também fornecem auxílio logístico, de comunicações e de informação – além da EUROPA, a FRANÇA continuará isolada no conflito. Nem mesmo a ALEMANHA, principal parceiro da UNIÃO EUROPÉIA, manifestou disposição de enviar tropas terrestres ao MALI. Em BAMAKO, o risco político assumido pelo presidente FRANÇOIS HOLLANDE foi saudado com bandeiras da FRANÇA – ex-potência colonizadora – em sinal de agradecimento pela intervenção.



Representantes do governo brasileiro disseram ao vice-presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, que o País espera a organização de eleições “rapidamente”, caso HUGO CHÁVEZ morra. A recomendação, segundo a REUTERS, foi transmitida diretamente a MADURO. Emissários do BRASIL também enviaram a mensagem ao opositor HENRIQUE CAPRILES. BRASÍLIA tenta convencer os EUA de que pode influenciar na transição.



Milhares de tunisianos protestaram contra o governo hoje, exatamente dois anos após a derrubada do ditador ZINE AL-ABIDINE BEN ALI, episódio que desatou a chamada PRIMAVERA ÁRABE. Mais de 8 mil manifestantes seculares reuniram em frente ao Ministério do Interior, em TÚNIS – mesmo local dos protestos contra BEN AL – para denunciar a suposta imposição do ISLÃ pelo governo eleito em 2011.



Dezenas de pessoas, incluindo várias crianças, morreram hoje em razão da ofensiva do governo sírio contra os rebeldes em DAMASCO. O número exato de vítimas não foi revelado, mas áreas densamente povoadas estão entre os locais mais destruídos. O regime de BASHAR ASSAD tenta, nos últimos dias, repelir forças do Exército Sírio Livre, de oposição, na periferia da capital.



CLAUDE NOBS, fundador do importante FESTIVAL DE JAZZ DE MONTREUX, morreu após várias semanas em coma por conta de um acidente de esqui. NOBS tinha 76 anos e era grande admirador da música brasileira, levando para o festival nomes como GILBERTO GIL, ELIS REGINA, PARALAMAS DO SUCESSO, ELBA RAMALHO, RITA LEE e até o grupo É O TCHAN. O festival deste ano acontece em julho e deve homenageá-lo.