quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

29 DE JANEIRO DE 2013

DIA V I N T E E N O V E DE J A N E I R O DE 2013 - T E R Ç A - F E I R A.


76 anos, 1 mês e 2 dias de idade.

Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950

24 anos e 320 dias no Posto de Coronel – 298 meses e 17 dias.

49 anos e 145 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.

1 ano e 205 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

ANO 63º MÊS 7º No. 204 54 anos e 239 dias na P M E S P.

9 143 dias CORONEL 21 anos e 46 dias na reserva.

9 700-233 976 9 143-219 096 9 486-236.176

ESCOLA DE OFICIAIS: 53 anos e 352 dias; 29 683 dias – 713 176 horas.



DIA DO JORNALISTA



“SOU FRUTO DE UM PROCESSO HISTÓRICO QUE ME FAZ PERCEBER AS PESSOAS QUE POSSO TRAZER PARA DENTRO DO MEU CORAÇÃO”.

PADRE FÁBIO DE MELO



DIA DE SÃO GILDAS. Sacerdote natural da ESCÓCIA e possuidor de grande cultura, trabalhou arduamente na IRLANDA, na INGLATERRA e na BRETANHA, convertendo pecadores.

DIA DE SÃO SULPÍCIO SEVERO. Natural de AGEM, na FRANÇA, viveu no século III. Aos 55 anos, abandonou a advocacia e deixou a mulher para se dedicar totalmente a DEUS. Viveu ao lado de monges e clérigos. Criticado por todos, encontrou apoio em sua sogra, que lhe ofereceu uma pequena propriedade. Viveu ali até o final de sua vida. Ele também foi escritor, autor de livros sobre a história judaica e a vida de SÃO MARTINHO. Sua obra “CRÔNICAS” resume a história judaica e cristã desde sua criação até o ano 400 depois de CRISTO.



301 a. começa a Conferência da Paz de UTRECHT, em 29 de janeiro de 1712. Põe fim a guerra de sucessão espanhola.

203 a. invasão de ANDALUZIA pelos franceses em 29 de janeiro de 1810. Provoca o descrédito da Junta Central, que põe seus poderes no Conselho de Regência, constituído na ilha do LEÃO (atual SÃO FERNANDO, em CADIZ).

201 a. nasce FRANCISCO DE SALLES TORRES HOMEM, VISCONDE DE INHOMERIM – (29 janeiro 1812 – 3 junho 1876).

127 a. da apresentação do AUTOMÓVEL. Era obtida a patente do primeiro carro movido a gasolina. O mérito da façanha recaiu sobre o alemão KARL BENZ. O veículo era uma espécie de triciclo motorizado e alcançava a velocidade de 16 quilômetros por hora. Em 29 de janeiro de 1886.

124 a. um incêndio destrói o TEATRO VARIEDADES, de MADRI, em 29 de janeiro de 1888.

118 a. nasce o BARÃO DE ITARARÉ- (29 jan. 1895 - 27 nov. 1971).

Barão de Itararé - (Apparício Torelly)

"Al Barón de Itararé

un grande entre los grandes,

con respeto le saluda de pie

el poeta de los Andes:

Neruda.

(Pablo Neruda, 1945)

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o Barão de Itararé, nasceu na cidade de Rio Grande, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, um local próximo à fronteira com o Uruguai, no dia 29 de janeiro de 1895.

Em 1906 matricula-se, como interno, no Colégio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo-RS, onde faz o seu primeiro jornal manuscrito, intitulado "Capim Seco", com tiragem de um exemplar, em 1909.

Deixa o colégio após cursar o 5º. ano ginasial, em 1911. Anos depois, por pressão familiar, matricula-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre-RS."Pontas de Cigarros", "versos diversos" e "poemas bem humorados", o primeiro e único livro com seu nome verdadeiro, é publicado em 1916.

Em 1918, durante suas férias, sofre um derrame quando andava a cavalo na fazenda de um tio. Face ao problema surgido, abandona a Faculdade no 4º. ano e inicia viagens pelo interior do estado, fazendo conferências sobre diversos assuntos. Publica sonetos e artigos em jornais e revistas, como: "Kodak", "A Máscara" e "Maneca". A partir de então, dedica-se exclusivamente ao jornalismo. Nessa mesma época funda "A Noite e a Reação", "A Tradição" e " O Chico", seu primeiro jornal de humor. Casa-se com Alzira Alves, com quem tem três filhos: Ady, Ary e Arly.

Já separado, em 1925, muda-se para o Rio de Janeiro. Começa a trabalhar no jornal "O Globo" como articulista, tendo como padrinho Irineu Marinho, Diretor-proprietário daquele matutino. Com sua morte, naquele mesmo ano, Aparício Torelly desliga-se do jornal e, a convite de Mário Rodrigues (pai de Nelson Rodrigues), ex-secretário do Correio da Manhã, começa a escrever uma coluna na primeira página da que, no futuro, seria "A Manhã". Com ele vai Andres Guevara, ilustrador, que conhecera há pouco.

No dia 2 de janeiro de 1926 estréia n'"A Manhã" com a coluna intitulada "A manhã tem mais...", assinada sob o pseudônimo de Apporelly. Diante da boa receptividade que obteve, o humorista é levado a criar outra coluna, também na primeira página.

Aproveitando-se da data, em 13 de maio de 1926 abandona o emprego e funda seu próprio jornal, "A Manha", um tablóide de circulação nacional. O jornal é um sucesso completo, superando as fórmulas já velhas conhecidas dos leitores, como "O Malho", "Fon-Fon" e "Careta".

Historia contada sobre o autor: Corria o ano de 1928. Em Porto Alegre, uma conferência sobre pesquisa para descobrir a causa da aftosa (doença que ataca o gado) mobilizava um público atento. Getúlio Vargas, então deputado no Distrito Federal (Rio de Janeiro), estava presente. O conferencista, dono de argumentação técnica consistente, impressionava. No encerramento, disse:

— É imperioso que desenvolvamos esse tipo de pesquisa, para benefício do Brasil, pois que uma vacina eficaz contra a aftosa tem grande significado econômico.

Criado o clima de gran finale, aumentou a voltagem atmosférica, ao desafiar, subitamente:

— Afinal de contas, quem é que somos nós? Repito: quem é que somos nós?

Ato contínuo, frente a uma platéia literalmente hipnotizada, o conferencista começou a dançar e a cantar o conhecido hino: "Nós somos da pátria amada, fiéis soldados...". E dançando e cantando saiu da sala.

Em 1929 "A Manha" circula como encarte semanal do jornal "O Diário da Noite", por quatro meses. O jornal, do conhecido Assis Chateaubriand, na primeira semana dobra a tiragem, vendendo 15.000 exemplares, até atingir a marca de 125.000 exemplares na data da publicação do programa da Aliança Liberal.

Sempre irreverente, em 1930, com a revolução, o autor proclama-se Duque de Itararé, herói da batalha que não houve. Semanas depois, rebaixa-se a Barão como prova de modéstia. No dia 02 de setembro de 1932 é preso pela 4º. delegacia auxiliar (responsável pela ordem política e social), após "delirante atividade revolucionária" mantida nas páginas d' "A Manha" e constantes estocadas contra o governo instalado pela revolução.

O ano de 1934 marca a abertura do "Jornal do Povo", em outubro, em companhia de Aníbal Machado, Pedro Mota Lima e Osvaldo Costa. Nos dez dias em durou, o jornal publica em fascículos a história de João Cândido, um dos marinheiros da revolta de 1910. O Barão é seqüestrado e espancado por oficiais da marinha nunca identificados. Depois do atentado retorna à redação e afixa uma placa na porta: "Entre sem bater".

Preso, novamente, em 09 de dezembro de 1935, por ser militante e um dos fundadores da Aliança Nacional Libertadora, permanece "em cana" durante todo o ano de 1936, primeiro a bordo do navio presídio D. Pedro I, depois na Casa de Detenção do Rio de Janeiro; juntamente com Hermes Lima, Eneida de Morais, Nise da Silveira e Graciliano Ramos. Dona Zoraide, sua segunda mulher, falece nesse ano. Este último, em "Memórias do Cárcere", referiu-se por diversas vezes ao Barão, tendo dito:"... Ao fundo, Apporelly arrumava cartas sobre uma pequena mesa redonda, entranhado numa infinita paciência. Avizinhei-me dele, pedi notícias do livro que me anunciara antes: a biografia do Barão de Itararé. Como ia esse ilustre fidalgo? A narrativa ainda não começara, as glórias do senhor barão conservavam-se espalhadas no jornal. Ficariam assim, com certeza: o panegirista não se decidia a pôr em ordem os feitos do notável personagem."

Mas suas citações sobre o Barão em seu famoso livro desagradaram a amigos do enfocado, como se pode perceber na declaração de Carminda de Azevedo Mendes Steed, amiga de Apparício:"...E quem leu "Memórias do Cárcere" e quem conheceu o Apporelly, fica com uma bruta duma raiva do seu Autor, o insigne, amargo, festejado, realista, seco como o sertão -- ah, um cactos o cáustico Graciliano, quando relata o dia a dia de seus companheiros presos e onde focaliza um Apporelly piadista, loquaz e festeiro, durante o dia sempre tentando levantar o moral de todo o mundo e um pobre desvalido, acometido de tremuras e suadeiras à noite como que atrapalhando, incomodando o repouso de seus companheiros. Um covarde travestido de bufo? Não seria isso mesmo que a gente lê nas entrelinhas?".

E concluía: "...Sabia lá Graciliano se essas noites nos dormitórios extensos de altas paredes e silêncios seculares onde o interno de São Leopoldo, nas mãos daqueles Mestres (que Ele, convenhamos, amava) alemães e jesuítas, como se não bastasse serem só alemães ou só jesuítas, aquele menino carente e vulnerável, órfão de mãe e premiado por um pai truculento e lacônico, ou seriam essas noites no Pedro I não o reflexo de sua infância já tão antiga, mas, a realidade do aqui e agora da infância e adolescência de seus filhos -- sem mãe também e jogados às traças por um amigo desleal a quem Apporelly os confiou."

Solto em 21 de dezembro de 1936, com outros 100 presos, reabre "A Manha", que só consegue funcionar por um ano, sob severa censura do DIP. Casa-se, pela terceira vez, com D. Juracy, que lhe dá mais um filho, Amy Torelly.

Janeiro de 1938 marca sua volta ao "Diário de Notícias", do Rio de Janeiro, e da coluna "A manhã tem mais...", onde colabora por quase seis anos.

No dia 27 de janeiro de 1939 é preso novamente por três dias. O fato se repetirá diversas vezes até o fim do Estado Novo.

D. Juracy, sua esposa, falece em 1940, ao dar à luz àquele que seria seu segundo filho com ela. A criança também falece. Apporelly retira-se para uma chácara em Bangu, no Rio, cedida pelo industrial Guilherme da Silveira Filho, e ali instala um laboratório onde desenvolve pesquisas sobre a vacina contra a febre aftosa, baseado em teorias de Pasteur.

Sua filha Ady morre em 1943, vítima de complicações pós-operatórias provocadas pela extração do apêndice.

Homenageado com um jantar na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por amigos e jornalistas, em 1944, pelos seus 25 anos de jornalismo, no ano seguinte o Barão encabeça, no ano seguinte, um abaixo-assinado por liberdades democráticas. Ressurge "A Manha" com enorme sucesso, superando o que havia feito nas décadas de 20 e 30, contando com a colaboração de renomados escritores, tais como: José Lins do Rego, Sérgio Milliet, Rubem Braga, Raimundo Magalhães Jr. e Álvaro Lins. Arnon de Melo assume a área comercial do jornal e incentiva o aparecimento da figura do Barão como garoto-propaganda. Participa ativamente da campanha de Yedo Fiuza, candidato oficial do Partido Comunista Brasileiro (PCB) à presidência da República.

Candidata-se à Câmara do Distrito Federal pelo PCB e, provando sua popularidade, é o oitavo mais votado de sua bancada, a qual obtém maioria na Câmara de Vereadores. O slogan da campanha foi: "Mais leite, mais água, mas menos água no leite — Vote no Barão de Itararé, Apparício Torelly." A convite de Luiz Carlos Prestes, passa a colaborar com a "Folha do Povo". Faziam parte da equipe Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti, Jorge Amado e o jovem Sérgio Porto (posteriormente conhecido como Stanislaw Ponte Preta). No final do ano o registro do PCB é cassado e seus representantes eleitos perdem seus mandatos.

Fortuna, um dos melhores humoristas que este país já teve, disse: "...Se, primeiro por inexistência e depois por criancice, não o alcancei nos anos 30, nem por isso ele deixou de me alcançar através d' "A Manha" de 46, "o único quintaferino que sai às sextas". Ele podia achar o máximo essa autogozação, mas em São Luís do Maranhão eu tinha que reciclá-la para "o único quintaferino que chega dois meses depois". Parece que devido a gastos de guerra estava em vigor o racionamento de troco. "A Manha" custava um passe de bonde. Eu ia para o colégio a pé, rindo. Sou-lhe grato por ter amenizado as ladeiras que por sua causa tive que subir."

Em virtude de problemas financeiros, "A Manha" deixa de circular, em 1948.

O Barão associa-se a Guevara e lança o primeiro "Almanhaque" ou "Almanaque d'"A Manha" em São Paulo (1949).

Com o sucesso do lançamento, anima-se o Barão e, em 1950 "A Manha" volta a circular, editada em São Paulo, onde o humorista passa a viver por algum tempo, ou seja, até setembro de 1952, quando o jornal deixa de circular, definitivamente.

Em 1955 lança dois "Almanhaques", no 1º. e 2º. semestres. Colabora com o jornal "Última Hora". Velho e cansado, fixa-se novamente no Rio e casa-se, pela quarta e última vez com Aida Costa, que teve fim trágico anos depois.

Viaja pela China, em 1963, a convite do governo de Pequim, com passagem por Praga e Moscou. Nos anos seguintes (1964/1970), dedica-se a seus "horóscopos biônicos" e "quadrados mágicos". Passa a maior parte do tempo estudando e vive só em um pequeno apartamento em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro.

Carminda diz mais: "...Esclerose — só é! Sentenciavam alguns sectários, donos da verdade. Pureza, alma sensível, gentil. Caráter impoluto. Teve dignidade por toda sua vida — respeito por todo mundo e por todas coisas. E teve dignidade ao morrer. Morreu sozinho para não sofrerem por ele enquanto estava morrendo." No dia 27 de novembro de 1971, falece aos 76 anos de idade, Apparício Torelly.

Livros Publicados:

Do Autor:

- Pontas de Cigarros, Apparício Torelly, Rio de Janeiro - 1925

- "O Globo" - Rio de Janeiro - 1925 - artigos

- "A Manhã" - Rio de Janeiro - 1926 - artigos

- "A Manha" - Rio de Janeiro - 1926-1952 - artigos

- "Jornal do Povo" - Rio de Janeiro - 1934 - artigos

- "Avante", "Homem Livre", "O Povo" - RJ - Década de 30 - artigos

- "Diário de Notícias" - Rio de Janeiro - 1938-1942 - artigos

- "Almanhaque" - São Paulo - 1949 - 1º. semestre

- "Almanhaque" - São Paulo - 1955 - 1º. semestre

- "Almanhaque" - São Paulo - 1955 - 2º. semestre

- "Última Hora" - São Paulo - 1955-1959 - artigos esparsos

- "Almanhaque" - Agência Studioma Editora - São Paulo - 1989 (reedição de 1955)

Sobre o Autor:

- "Apporely Cientista", in Revista Diretrizes, 06/03/1941 - Otávio Malta

- "O único Barão da República", in Realidade, janeiro/1970 - Fortuna

- "Barão de Itararé" - Leandro Konder, Edit. Brasiliense - São Paulo/1983

- "O Barão de Itararé" - Ernani Só, Porto Alegre/1984

- "Máximas e Mínimas do Barão de Itararé" - Afonso Felix de Souza (org) - Editora Record - Rio de Janeiro/1986

- "As duas vidas de Apparício Torelly", Cláudio Figueiredo, Editora Record - Rio de Janeiro/1987

Homenagens:

Há duas escolas com o nome "Barão de Itararé" no Rio de Janeiro: uma em Marechal Hermes e outra em Santa Cruz. Em Japeri, Baixada Fluminense, o CIEP 402 leva o nome de Apparício Torelly.








115 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR de 29 de janeiro de 1898: recebemos uma justa reclamação sobre o mau estado da Rua BARÃO DE IGUAPE, que além de não ter guias para as calçadas, acha-se toda esburacada, resultando disso tombarem quase diariamente veículos que por ela transitam.

Nossos colegas do jornalismo da manhã pedem a atenção da Intendência de Obras para os reparos urgentes de que está precisando o VIADUTO DO CHÁ. A extensa ponte que a municipalidade encampou ficou entregue à mais deplorável incúria.

Queixam-se os moradores e transeuntes da Avenida da INTENDÊNCIA (atual Avenida RANGEL PESTANA) de que em pleno leito da rua, logo adiante da cocheira dos bondes, estão abertos exalando pútrido cheiro dois caldeirões de lama. Ora, isto, na estação calmosa é muito bom para a saúde.

O grande número de vendedores de verdura, que estaciona na estreita e transitada ponte do Mercado, na Rua 25 de Março, tem ocasionado vários atropelamentos. Ainda hoje pela manhã, um carroceiro querendo passar o seu veículo, danificou a plataforma de um bonde que se achava na chave, sendo atirado ao chão.

106 a. nasce DURVALINO DE TOLEDO em 29 de janeiro de 1907, em ITAPETININGA, filho de EUGÊNIO DE TOLEDO e de dona BRASÍLIA MARIA DO ESPÍRITO SANTO.

De inteligência atilada, expressiva desenvoltura física e alegre gênio, o que lhe valeram o apelido de "onça", desde menino figurou Durvalino como excelente jogador de futebol nas partidas pelos bairros da cidade e anos mais tarde, no próprio time do 8º Batalhão de Caçadores Paulistas, unidade da Força Pública lotada em Itapetininga. Quando em 1931 Durvalino se viu forçado a deixar este time caso não assentasse praça no referido batalhão, ele não teve dúvidas, tornou-se soldado da Força Pública estadual e, a 9 de julho de 1932, figurava entre os contingentes que partiram para a linha de frente na praça de guerra de Itararé, onde o 8º Batalhão de Caçadores Paulistas colheu as primeiras glórias na defesa de São Paulo contra as forças getulistas. Os atributos que o levaram a ser apelidado de "onça" lhe foram plenamente úteis no campo de combate, fosse na ferocidade com que batia-se contra um inimigo em número muito superior de efetivos, recursos e armamentos, fosse no trato humanitário que exercitava no salvamento, transporte e enterramento de seus companheiros de causa feridos e mortos na refrega das batalhas. Por esses valorosos predicados, Durvalino, que já era conhecido de todos pelo apelido de "Blindado", em alusão ao Trem Blindado, fora transferido para a formidável Legião Negra, tropa de elite do Exército Constitucionalista formada exclusivamente de praças e oficiais afro-descendentes. Nesta unidade, Durvalino sagrou-se herói do combate da Capela de Santo Antonio, atual Apiaí-Mirim, ocorrido em 27 de agosto de 1932, quando por sua iniciativa, lidera pequeno efetivo que toma de assalto posição de metralhadoras e as utiliza para abater e desbaratar todo um esquadrão de cavalaria legalista ali existente. Tamanha fora a luta, a galhardia e a ferocidade demonstrados por Durvalino nesse combate que seu comandante resolveu promovê-lo à graduação de cabo por bravura e, dali em diante, ficou ele conhecido de todos pelo apelido de "Cabo Blindado". Com o armistício em 2 de outubro de 1932, Durvalino pode retornar a Itapetininga e estar entre os seus, inclusive a esposa, Maria da Silva, que deixara por São Paulo. Nos anos que se seguem, teve o casal oito filhos, dois quais três se encontram entre nós, além de vasta descendência de netos e bisnetos. Torna-se Durvalino nos anos pós-revolução personalidade por demais ativa, querida e conhecida em Itapetininga. De fato, pedreiro de profissão e ferroviário de carreira da antiga Sorocabana, onde fora graxeiro e truqueiro até aposentar, Durvalino construiu casas, fundou e presidiu associações de bairro, clubes esportivos e times de futebol, sua maior e mais cultuada paixão durante toda a vida. Conhecido como "Filo" de Filosofia - amor à sabedoria - por todos que com ele conviveram até a sua morte em 1º de janeiro de 2011, Durvalino foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Itapetininga e com a Medalha do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 32, ambas pelo exemplo de desprendimento, luta e dedicação ao próximo que sempre foi, fosse nos campos de batalha, fosse nos campos da vida.












.: O Diploma :.































101 a. os espetáculos cinematográficos estão constituindo o mais desejado e concorrido divertimento desta nossa época – e longe de cansarem até o tédio o espírito das multidões, mais e mais o solicitam. Em PARIS, em LONDRES, em BERLIM, em VIENA, em todas as grandes capitais é, atualmente, o triunfador glorioso, seu êxito está pondo em risco o teatro de declamação que vê rarear suas fileiras. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 29 de janeiro de 1912).

100 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 29 de janeiro de 1913: LONDRES – Deram-se hoje nesta capital desordens de sufragistas, tendo sido presas 22 entre as quais ass principais promotoras. Uma sufragista foi presa na ocasião em que atirava uma pedra contra um quadro no hall da Câmara dos Comuns.

89 a. da inauguração do PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS, em 29 de janeiro de 1924.

84 a. LEON TROTSKI chega à CONSTANTINOPLA em 29 de janeiro de 1929, após ser expulso da UNIÃO SOVIÉTICA.

65 a. delegado soviético do Conselho de Segurança da ONU, ANDREI GROMYKO, pede a destruição de todas as bombas atômicas existentes no mundo, em 29 de janeiro de 1948.

59 a. nasce o deputado estadual WÁLTER MEYER FELDMAN em 29 de janeiro de 1954. Formado médico pela Escola Paulista de Medicina, turma de 1978. Médico da Prefeitura Municipal de São Paulo (1978/82 e 1993). Vereador na Câmara Municipal de São Paulo (1983/89 e 1989/92) Candidato a Deputado Federal em 1986. Fundador e líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, em 1988. Candidato a vice–prefeito do Município de São Paulo, em 1992. Deputado Estadual (1995/99 e 1999/03). Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, no período de 1997/98. Líder do Governo (1995/97 e 1998/2000). Conselheiro da Federação Israelita de São Paulo, em 1998. Conselheiro de A HEBRAICA (1998/2000). Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2001/2003). Governador Interino em 2001.

50 a. Comunidade Econômica Européia repulsa a petição de ingresso da GRÃ-BRETANHA, em 29 de janeiro de 1963.

47 a. nasce ROMÁRIO DE SOUZA FARIA no RIO DE JANEIRO, no dia 29 de janeiro de 1966. Marcou 822 gols. É o segundo maior artilheiro da seleção, atrás de PELÉ (95 gols). Em 1994, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Principais títulos: 1988 – TORNEIO BICENTENÁRIO/AUSTRÁLIA; 1989 – COPA AMÉRICA; 1994 – COPA DO MUNDO; 1997 – COPA AMÉRICA; 1997 – COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Estreou no jogo VASCO 6 x NOVA VENÉCIA(ES) 0 (amistoso em 18 de agosto de 1985). ROMÁRIO fez dois gols nesse jogo. CLUBES em que serviu: VASCO (1985-1988); PSV EINDHOVEN (1988-1993); BARCELONA (1993-1994); FLAMENGO (1995-1996); VALÊNCIA (1996-1997); FLAMENGO (1997-1999); VASCO (2000-2002); FLUMINENSE (2002); AL-SAAD (2003); FLUMINENSE (2003); AL SAAD (CATAR) (2003); FLUMINENSE (2004). TÍTULOS CONQUISTADOS: Campeonato Estadual, pelo VASCO, em 1987; Campeonato Estadual de 1988, pelo VASCO; COPA DA HOLANDA/PSV EINDHOVEN, em 1988, 1989, 1990; Campeonato holandês, pelo PSV/EINDHOVEN, em 1989, 1990, 1991; Campeonato espanhol/BARCELONA, em 1994; Campeonato Estadual/FLAMENGO, em 1996, 1999; COPA MERCOSUL, pelo VASCO, em 2000; Campeonato Brasileiro, pelo VASCO, em 2000. Aos 40 anos, em 28 de janeiro de 2006, ainda marcou o seu 950 º gol. Foi na derrota do VASCO para o AMÉRICA, no estádio ÉDSON PASSOS (2 a 1).

42 a. nasce o GILSON, morador à Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, um de nossos vizinhos, em 29 de janeiro de 1971.

34 a. das seguintes anotações: reunião de P3 no CPC pela manhã desta segunda-feira. MAJOR PM RALPH fala sobre os novos Quadros de Organização e sobre os Talões de Ocorrência. Presença dos novos majores GALPERN e ROCHA.

CORONEL PM RIGONATTO vai ao Quartel General. O problema de quem irá ser o novo Chefe da Casa Militar ainda não está resolvido: dois coronéis estão no páreo: JONAS e RIGONATTO.

Na hora do almoço vou ao cerealista TELLES. À tarde, apresenta-se no 1º BPChq o 1º TENENTE PM NILO GAVIRA que irá trabalhar no CPChq.

No CPChq, o MAJOR PM CARLOS DE CARVALHO está presente. Com sua promoção, está “sobrando” no 3º BPChq e quer vir para o CPChq. Se isso ocorrer, poderá assumir a minha função.

Começo a arrumar minha mesa para passar a função ao TENENTE PM FREIXO, por motivo de férias.

Em casa assisto o JORNAL NACIONAL: PAULO MALUF anunciará seu secretariado no dia 31, às 11 horas.

ARMANDO PINHEIRO, líder no Legislativo.

Inundações em MINAS GERAIS.

Novo presidente da Câmara, em BRASÍLIA: FLÁVIO MARCILIO.

O PAPA JOÃO PAULO II continua no MÉXICO.

Um general foi degolado em TEERÃ.

33 a. província de CIDADE REAL passa por graves inundações, devido a chuvas torrenciais em 29 de janeiro de 1979.

32 a. ADOLFO SUAREZ abandona seu cargo de presidente do Governo espanhol e do Partido União do Centro Democrático, em 29 de janeiro de 1981.

29 a. TENENTE GUILLERMO QUINTANA LACACCI, ex-capitão de MADRI, é assassinado pelo ETA em 29 de janeiro de 1984.

28 a. nasce ATHINA ROUSSEL, única herdeira sobrevivente da família ONASSIS. ATHINA é filha de CHRISTINA ONASSIS, morta em 1988 por uma overdose de remédios, e neta do magnata grego ARISTÓTELES ONASSIS, que morreu em 1975. ATHINA nasce em 29 de janeiro de 1985.

28 a. das seguintes anotações, em 29 de janeiro de 1985, uma terça-feira: “Preço do pão sobe 17%. O pãozinho francês de 50 gramas subirá de CR$115 para CR$135. Em 1983, custava CR$15; o PM NEGRETTI traz-me até o CPAM1 e depois retorna a GUARULHOS para levar o PAULO CÉSAR até a pediatria (Hospital CARLOS CHAGAS) e dona ROSA ao Hospital da VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA (hoje ela receberá a quinta aplicação de cobalto); o TENENTE-CORONEL SÍLVIO ANTÔNIO RISSI, recentemente transferido do CPAM7 para o 11º BPMM, vem conversar com o CORONEL GUNTHER a respeito de sua atual situação. Está no comando interino do CPAM7 porque o CORONEL FABBRI encontra-se em férias. Deverá se apresentar no CPAMI em 31 de janeiro de 1985. Veio pedir férias para poder viajar para o PARAGUAI, mas ele tem o comandamento do policiamento na TIRADENTES em 18 de fevereiro. O TENENTE-CORONEL RISSI é viúvo e sua senhora nascera no PARAGUAI. Comemorará o aniversário de sua filha, com familiares, no PARAGUAI. CAPITÃO ODAIR prepara o anexo de efetivos da OPERAÇÃO CARNAVAL. À tarde, com início às 15 horas, começa uma reunião no Salão Nobre do CPAMI, presidida pelo CORONEL PESSOA – Comandante do Policiamento da Capital. Estão presentes representantes da PAULISTUR e vários comandantes: CORONEL RALPH (CPAM2), CORONEL CORREIA LEITE (CPAM5), TENENTE-CORONEL NESTOR SOARES PÚBLIO (CPAM3), CORONEL SEBASTIÃO GOMES (CPChq), TENENTE-CORONEL CARLOS DE CARVALHO (CPT); oficiais de Unidades que prestarão apoio ao CPAMI no carnaval: R Pol Mont (MAJOR UBIRATAN), DAL, DS, Bombeiros, 1º BPFem (TENENTE-CORONEL DENISA) e outros. Essa reunião vai até às 17:40 horas. Discutem-se todos os pontos duvidosos. Leio a NOTA DE SERVIÇO já elaborada. No final, o CORONEL SEBASTIÃO GOMES quer saber quando vou ser promovido a TENENTE-CORONEL e oferece a CHEFIA DO EM do CPChq (que tão bem conheço). A “briga” pelo meu “passe” vai ser interessante no mês de maio. O CAPITÃO GABRIEL é agora o Chefe Interino da Seção Operacional do CPChq (o MAJOR JUSTINO, que foi classificado lá, está na Auditoria Militar). Diz ele que o CAPITÃO VASCONCELLOS deixou o CPChq.

Em um altar recoberto de flores brancas e amarelas, o PAPA JOÃO PAULO II falou a um público de 37 mil jovens, no estádio de futebol de CARACAS. Às 19:30 horas de hoje, o PAPA desembarca em QUITO, EQUADOR, para uma estada de quatro dias. Visitará LATACUBGA, CUENCA, GUAIAQUIL, partindo para LIMA, PERU, no dia primeiro de fevereiro.

Inflação de janeiro de 1985: 12,6%

Rendimento das cadernetas de poupança: 12,16%

Polícia descobre fraude no Hospital MATARAZZO. O médico JOSÉ DORIVAL DECOUSSAU, superintendente, e os funcionários JOSÉ HAROLDO FESTA e SÍLVIO SANTOS DE ALMEIDA foram presos em flagrante.

O estudante PAULO VALENTE nega a culpa do assassinato de seus pais e três irmãos. Será feita a reconstituição do crime.

Uma menina de quatro dias de vida foi encontrada por dois PMs no PARAÍSO e encaminhada à FEBEM.

O promotor do caso do assassinato do PADRE POPIELUSZKO, na POLÔNIA, pede a pena de morte para o capitão líder do atentado.

A Universidade de OXFORD nega um título à Primeira Ministra MARGARET THATCHER.

Em LONDRES, nasceram quadrigêmeos de proveta.

CR$27.510,00 é o preço da ORTN para fevereiro de 1985.

TENENTE-CORONEL PM CARNEVALE recebeu ofício do Fundo de Solidariedade de SÃO PAULO (dona LUCI FRANCO MONTORO), de congratulações por ter assumido a Chefia do Estado-Maior do CPAM1”.

25 a. um avião DC-3 da Aerocalifórnia cai perto do aeroporto de MOCHIS (MÉXICO), causando a morte de seus 21 ocupantes. Em 29 de janeiro de 1986.

26 a. das anotações em 29 de janeiro de 1987: passo pelo quartel, dou instruções ao pessoal do reservado e vou para o Auditório da Cruz Azul. O Comandante Geral, CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, preside uma reunião importantíssima, que precede a ida de uma delegação de oficiais da PMESP para BELO HORIZONTE, a fim de assistir ao III CONGRESSÕ NACIONAL DAS POLÍCIAS MILITARES, de 9 a 14 de fevereiro. Na mesa de trabalhos estão: CORONEL PM BARRETO (CPI), CORONEL PM CARVALHO (DEI), CORONEL PM GUNTHER (COM), CORONEL PM CLAUDOVINO (DF), CORONEL VIEIRA (Chefe Interino Estado Maior/PM), CORONEL PM GARIBE (CPRv), CORONEL PM JOSÉ BRAGA, os novos deputados estaduais CORONEL PM FERRARINI e CAPITÃO PM CONTE LOPES. Os novos deputados falam após o Comandante Geral. Também fazem uso da palavra: TENENTE-CORONEL PM FERREIRA DE SOUZA e MAJOR PM BENEDITO CELSO DE SOUZA (falam sobre o III CONGRESSO), CORONEL PM NIOMAR, CORONEL PM OMAR, CORONEL PM PEREDNE, TENENTE-CORONEL PM JULIJANDIR.

Deixamos depois das 12 horas a CRUZ AZUL. Lá encontrei os companheiros de turma: TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO TENENTE-CORONEL PM AMÉRICO e TENENTE-CORONEL PM PAZELLI.

No 2º BPChq, o problema de um helicóptero do “bicheiro” IVO NOAL que vem pousando no nosso heliponto é levado ao conhecimento do CORONEL PM CRISCIBENE numa reunião que temos por volta das 16 horas. A reunião com o Cmt do CPChq ainda é para estudar a Diretriz do CPChq que entrará em vigor a partir do dia 2 de fevereiro.

A situação em São Paulo fica ruim com as chuvas que caem nesta tarde. O trânsito se torna moroso e há locais novamente alagados. Em FRANCO DA ROCHA a situação é caótica. Teme-se surto de epidemias.

Os rebeldes amotinados num prédio de TV, nas FILIPINAS, entregam-se hoje. Termina a tentativa de Golpe de Estado contra a presidente CORAZON AQUINO.

Rompimento do Pacto Social: as centrais sindicais romperam o diálogo com o governo em BRASÍLIA. E a CUT comemora.

Motim da Cadeia Pública de GARANHUNS (PERNAMBUCO): um cabo e dois PMs são mortos.

25 a. de um MOTIM na CADEIA PÚBLICA DE GUARULHOS, em 29 de janeiro de 1988.

22 a. do recebimento da Portaria de IPM sobre contrabando de brinquedos no quartel do CPAI-3. O TENENTE-CORONEL PM LUIZ ANTÔNIO PONTES reassumia o Comando do 16º BPMI - FERNANDÓPOLIS - e o TENENTE-CORONEL PM ROMEIRO reassumia o Comando do 13º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Em 29 de janeiro de 1991. Eu comandava a região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, na época o CPA/I-8 (agora foi transformado em CPI-5).

22 a. Congresso da SOMÁLIA UNIFICADA nomeia ALI MAHDI MOHAMED como novo presidente do país.

21 a. da queixa de dona SOLANGE contra o PM JOÃO, que teria cometido atentado ao pudor contra sua filha GLAUCE, em 29 de janeiro de 1992.

21 a. da IMPLOSÃO do antigo prédio da Administração Regional de SANTANA, em 29 de janeiro de 1992.

20 a. transf. reserva: Cel. LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, em 29 de janeiro de 1993.

20 a. do lançamento da nota de QUINHENTOS MIL CRUZEIROS, depois QUINHENTOS CRUZEIROS REAIS, pouco mais de DEZOITO CENTAVOS DO REAL. Em 29 de janeiro de 1993.

20 a. da assunção do Sub–Comando da PMESP pelo CORONEL PM NEY MOREIRA DOS SANTOS, em 29 de janeiro de 1993.

20 a. morre LEO LOWENTAL, filósofo alemão, um dos fundadores da Escola de Frankfurt, em 29 de janeiro de 1993.

19 a. da vitória da tenista alemã STEFFI GRAF sobre a espanhola ARANTXA SANCHEZ, conquistando o quarto título do ABERTO DA AUSTRÁLIA. ARANTXA, tenista número dois do mundo, foi dominada pelos violentos golpes de direita de GRAF. A alemã mostrou um serviço perfeito e esbanjou velocidade, comprovando a boa forma física em que se encontra. Em 29 de janeiro de 1994.

17 a. da prisão do ex–Major da PMPE, JOSÉ FERREIRA DOS ANJOS, em 29 de janeiro de 1996, acusado de ter assassinado o PROCURADOR DA REPÚBLICA, PEDRO JORGE MELO E SILVA, em 1982.

16 a. do incêndio no TEATRO DA ÓPERA LA FENICE, em VENEZA, em 29 de janeiro de 1997. Outros apontamentos nesta data: esses últimos dias de janeiro começam nublados, depois há uma pequena melhoria, inclusive com sol, para vir muita chuva à tarde. Essa quarta-feira não deverá mudar esse atual panorama do tempo em São Paulo. Viajando pelo EXPRESSO BRASILEIRO e pelo Metrô às 11:30 horas estou na AORPM. Corto o cabelo com o senhor PEDRO, que está com 77 anos e fará 78 em agosto. O CORONEL PM Ref CASTILHO estava na cadeira de barbeiro antes de mim. Diz ele estar com 75 anos. Converso com o CORONEL PM Ref EDILBERTO, TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE, CAPITÃO NEWTON DE PAULA CAMPOS, TENENTES NASCIMENTO, DANIEL PRETENDENTE, CORNÉLIO MUDO e outros. CRISTIANO faz uma explanação do início da OPERAÇÃO CRUZEIRO, na sua sétima versão. Já no MMDC, o CORONEL CANAVÓ comenta a palhaçada da votação da emenda da reeleição. Quer ele marcar para fevereiro uma reunião da Diretoria Executiva. Continuo achando erros na revisão do Estatuto. Estamos corrigindo todos eles no computador, o que facilita o trabalho. Às 16 horas o tempo começa a mudar. Já no ônibus COCAIA assisto a queda de uma pancada dágua. Em GUARULHOS só chuvisca. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está pedindo férias em caráter excepcional para tratamento de saúde. Diz o comandante interino do CSM/AM, CAPITÃO PM MENDES, que a documentação seguiu para a DAL. O RIO TIETÊ e o CÓRREGO ARICANDUVA voltaram a transbordar no início desta noite, provocando o maior congestionamento do ano: 145,1 km às 18:30 horas. As águas inundaram todas as pistas da MARGINAL TIETÊ, perto da Ponte ARICANDUVA. Às 18 horas, a CET interditou o sentido LAPA-PENHA. Meia hora depois o sentido inverso também teve de ser bloqueado.

15 a. do assassinato do proprietário da PADARIA NOVA FRONTEIRA, ANTÔNIO JOÃO MARTINHO, na avenida TIRADENTES – GUARULHOS, em 29 de janeiro de 1998. Outras notícias nesta data: o calor desses dias de janeiro maltrata as pessoas que saem às ruas, principalmente no interior das conduções. GUARULHOS apresenta 30 graus de temperatura na manhã desta quinta-feira. As chuvas que caem à noite prejudicam muito os trabalhadores da Prefeitura que estão tentando canalizar o Córrego dos Japoneses na altura da Avenida TIRADENTES. Os trabalhos no futuro SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS são morosos. Todas as entradas para o Metrô SÉ foram guarnecidas com portões metálicos. No caso de necessidade, eles serão fechados. Os demais espaços foram fechados com grades. O civil MARCOS, sócio do NILDO, apresenta-me dois programas de computador para documentos ultra-secretos, imunes a vírus. Estudamos os mesmos durante quatro horas.

CARMELO mantém contato telefônico comigo. Resolveu encerrar a segunda parte da OPERAÇÃO NACIONAL às 23 horas de 31 de janeiro. Apresentará o relatório na segunda-feira, dia 2 de fevereiro.

A COOPMIL arruma-se três mil reais para socorrer dona ANTÔNIA. Deverá ela receber uma ponte de safena neste ano. No MMDC, sua filha mantém contato telefônico para saber do negócio.

Telefona-me a secretária do Deputado Federal MICHEL TEMER. CRIMYLDE, que durante anos trabalhou no choque, é nossa conhecida daquelas épocas e muito nos ajudou no Comando de Policiamento de Choque. Seu pai foi veterano de 1932 e ela quer saber detalhes para que sua mãe receba a pensão especial.

O CAPITÃO PM JORGE LUIZ, da Chefia do Gabinete do Comando Geral, ajuda-me na procura de uma lei estadual de 1992, a pedido de um veterano. Às 15:30 horas regresso a GUARULHOS pelo EXPRESSO BRASILEIRO. Na noite, com muito calor, é difícil ficar muito tempo na biblioteca, principalmente porque “pifou” o ventilador que eu usava.

Assisto BOTAFOGO 2 x PALMEIRAS 2, pela TV. Num outro jogo, mais de 20 mil torcedores foram ao PACAEMBU para assistir a reestréia de MARCELINHO CARIOCA no elenco corintiano. A festa é amarga para a fiel torcida que tem de engolir a vitória do VASCO por 1 a 0.

14 a. do assassinato do taxista FRANCISCO DE PAULA FALCÃO, no MUNICÍPIO DE POÁ, em 29 de janeiro de 1999. Outras notícias nesta sexta-feira: finalmente o governador MÁRIO COVAS anunciou o nome do novo Secretário da Segurança Pública, o procurador de Justiça, MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI. Converso, por telefone, sobre esse assunto com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e CORONEL PM GUIMARÃES. As mudanças nos grandes comandos da PMESP irão influir nas eleições para a Presidência do MMDC, em abril. O nome do CORONEL PM PLAISANT CASTELO BRANCO surge novamente como sendo o futuro Comandante Geral da PMESP. Converso também, por telefone, com CARMELO. Ele estará à testa da OPERAÇÃO NACIONAL em 30 de janeiro. Deverá apresentar um relatório na segunda-feira, dia 1º de fevereiro. No MMDC, várias pessoas conversam comigo sobre as modificações futuras na Polícia Militar. Um calor insuportável promete chuva para o final da tarde. ELÁDIO ajuda-me no arquivo da Sociedade. Telefona-me o CORONEL EB Ref ATILIANO, de BAURU. Recebeu ele um diploma do MMDC pelos seus 90 anos, a transcorrer amanhã, 30 de janeiro. Retorno para GUARULHOS enfrentando uma temperatura de 32 graus. Minha pressão está alta. Sinto muito sono. Não consigo assistir direito os jornais da GLOBO e da RECORD. Também os jogos de xadrez não são bons. Mais tarde, encerro a leitura do romance de ACÁCIO RIBEIRO VALLIM – TERRA LAVRADA.

14 a. quadro de VELÁZQUEZ, “SANTA RUFINA”, é adquirido por um colecionador anônimo por quase dois milhões de dólares, em NOVA YORK.



ACONTECEU EM 2 001 : - SEGUNDA-FEIRA

O economista alemão HEINZ STEPHAN OCHLENSCHLAGER, de 48 anos, foi indiciado pela morte da professora de geografia ANA CONCEIÇÃO DOS SANTOS, de 32 anos, com quem vivia há três anos. A mulher foi encontrada enforcada no domingo, dia 28 de janeiro de 2001, no jardim de inverno de cobertura do estrangeiro HEINZ, em COPACABANA, sendo que o corpo apresentava sinais de espancamento.



O secretário da Administração Penitenciária, NAGASHI FURUKAWA, anunciou o afastamento do diretor da Penitenciária de ARARAQUARA, LEANDRO PEREIRA, e de seu substituto, OCIMAR EIRAS, que vão responder a SINDICÂNCIA INTERNA e PROCESSO ADMINISTRATIVO pelo que aconteceu no dia 27 de janeiro de 2001, quando uma quadrilha seqüestrou sete parentes de LEANDRO PEREIRA, exigindo a soltura de cinco presos.



Um incêndio destruiu 39 barracos e desabrigou 143 pessoas durante a madrugada de hoje, 29 de janeiro, na favela do GATO, na marginal TIETÊ, bairro do BOM RETIRO. O fogo, que durou uma hora e meia, só foi controlado com o envio de vinte viaturas do CORPO DE BOMBEIROS.



O JUIZ JUAN GUZMÁN ordenou a prisão domiciliar do ex–ditador chileno AUGUSTO PINOCHET, de 85 anos, que passará pela identificação exigida pela lei, incluindo a tomada de impressões digitais.



RECEBO O ÚLTIMO RELATÓRIO DA MEGA–OPERAÇÃO “SÃO GERALDO” COM O SEGUINTE CÓDIGO –

4/ 212Z315H4/ /2 83 2121820214 - (165).



2 002: - TERÇA-FEIRA

DIÁRIO OFICIAL DE 29 de janeiro de 2002 publicou o seguinte:

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR

DECRETOS DE 28-1-2002

PROMOVENDO, por merecimento:

Ao posto de Coronel, o Tenente-Coronel LUCIANO ANTÔNIO DA SILVA, do Estado-Maior Especial (EM/E) e

Ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais de Polícia Feminina, o Tenente-Coronel EURÍDICE ORPHEU ALVES DE SOUZA, da 4ª Seção do Estado–Maior da Polícia Militar.

CLASSIFICANDO, por conveniência do serviço, em face de promoção:

O Cel. LUCIANO ANTÔNIO DA SILVA, no CPAM-6; e,

O Cel. Fem EURÍDICE ORPHEU ALVES DE SOUZA, no CPI-2.

TRANSFERINDO, POR CONVENIÊNCIA DO SERVIÇO :

O Cel. JOÃO ROBERTO DA FONSECA, da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, para o CPAM-7;

O Cel. JOÃO LEONARDO MELE, do CPAM-5, para o CP Amb;

O Cel. CLODOMIR RAMOS MARCONDES, do CP Amb para o Centro de Formação de Soldados;

O Cel. PAULO CÉSAR MÁXIMO, do CPAM-7 para o CPI-5, passando-o adido, como se efetivo fosse, à Corregedoria da Polícia Militar;

O Cel. JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO, do CPAM-6, para o CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES, CAES;

O Cel. CLÓVIS SANTINON, do Centro de Formação de Soldados para o CPAM-5;

O Cel. ÉLZIO LOURENÇO NAGALLI, do CAES, para a Assessoria Policial do Tribunal de Justiça; e,

O Cel. Fem LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA, do CPI-5 para a DIRETORIA DE ASSUNTOS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIOS.

PASSANDO A ADIDO, por conveniência do serviço:

O Cel. FERNANDO DE PAULA LIMA JÚNIOR, do CPI-7, ao ESTADO– MAIOR ESPECIAL ( EM/E ).



VITÓRIO é entrevistado por mim no MMDS. Quer participar das nossas palestras e engajar no serviço que executamos em indústrias, firmas, escolas, etc, sempre abordando segurança. MÁRIO MARGARIDO teve uma conversa com esse oficial ontem.



Recebo, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC um e-mail de MADALENA PRADO DE MENDONÇA, pesquisadora da novela “UÊ PAISANO”, da TV GLOBO. Ela diz que estão começando a pesquisa para a próxima novela das 20:30 horas, cuja trama iniciar-se-á justamente a partir da Revolução Constitucionalista de 32. O trabalho dela consiste na pesquisa, a mais rigorosa possível dos fatos, costumes, uniformes e armamentos para que toda veracidade possa ser encontrada na narrativa. Quer ela o nosso apoio. Diz ainda que através desse trabalho será bem divulgada a data em que a REVOLUÇÃO DE 32 está completando SETENTA ANOS e que muitos jovens de nossa sociedade desconhecem.

O Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA está presente e aceita os dizeres do e-mail de MADALENA.

Outro e-mail que recebemos é sobre uma medalha que será lançada pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA – CRUZ DO ALVARENGA – para relembrar a participação de ORLANDO DE OLIVEIRA ALVARENGA na tragédia de 23 de maio, quando morreram os estudantes MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO.

Sobre a participação da Sociedade no evento da TV GLOBO, telefono para os ex-combatentes THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO e GERALDO FARIA MARCONDES bem como para JULIANA, a jornalista que participou de uma equipe que muito trabalhou em 2001 para fazer um trabalho sobre o Movimento Constitucionalista de 32.



LUCINDA traz ao meu conhecimento que o PAULO CÉSAR poderá me ajudar como motorista em meus deslocamentos, principalmente no sentido de divulgar os acontecimentos da revolução de 32 no interior.



O assaltante de bancos e homicida AILTON ALVES FEITOSA, resgatado por um helicóptero da Penitenciária JOSÉ PARADA NETO, em GUARULHOS – juntamente com o seqüestrador DIONÍSIO AQUINO SEVERO – e o ladrão CLEISON GOMES DE SOUZA, que seqüestrou o helicóptero e obrigou o piloto a descer na prisão, foram presos no fim da madrugada de hoje num sítio em IBIÚNA.



A atriz PATRÍCIA PILLAR divulgou nota hoje anunciando que teve um câncer de mama, submeteu-se a uma cirurgia em dezembro para retirá-lo e vem fazendo um tratamento de quimioterapia. O tumor estava em estado inicial e foi totalmente removido, não tendo sido necessária nenhuma outra internação depois disso.



A REDE GLOBO apresenta o início de “BIG BROTHER BRASIL”. Adquiriu os direitos de produção do programa criado em 1999 pela produtora holandesa ENDEMOL.



Uma ação inusitada do prefeito de Presidente Prudente, AGRIPINO LIMA, interrompeu uma marcha dos integrantes do Movimento dos SEM-TERRA em direção à cidade: o prefeito construiu uma barreira com pás-carregadeiras e motoniveladoras, além de uma barricada de pneus usados na altura do quilômetro 463 da Rodovia ASSIS CHATEAUBRIAND. O local fica a 8 quilômetros de PRESIDENTE PRUDENTE. Até o final da tarde, cerca de mil famílias de sem-terra permaneciam acampadas no acostamento da estrada.



O ator e compositor MÁRIO LAGO, de 90 anos, foi internado no Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, no RIO. De acordo com os médicos que o atendem, MÁRIO LAGO está com pneumonia bilateral bacteriana, que afeta os dois pulmões. Contratado de rede GLOBO, sua última atuação foi uma participação especial na novela O CLONE.



FALECEU o ator HAROLD RUSSELL, aos 88 anos, num asilo em MASSACHUSETTS. Fez duplamente história na Academia de HOLLYWOOD. Em 1946, ganhou o OSCAR de coadjuvante como o soldado que volta aleijado da guerra em OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS, de WILLIAM WYLER. O próprio RUSSELL perdeu as duas mãos na 2ª Grande Guerra. Em vez de prótese, preferiu colocar ganchos, com os quais abraçou sua estatueta dourada. Nos anos 90, passando por dificuldades financeiras, colocou o OSCAR em leilão para saldar dívidas. A Academia entendeu o problema e lhe deu uma duplicata do prêmio, em homenagem à sua coragem e talento.



DEMITIDA a chanceler MAKIKO TANAKA, de 57 anos, primeira mulher a ocupar esse cargo no governo japonês. Perdeu o emprego depois de envolver-se numa disputa com burocratas que atrasou a votação do orçamento no parlamento. Era a figura mais popular do gabinete.



Foi libertado pela Justiça argentina o ex–capitão de fragata ALFREDO ASTIZ, de 51 anos, conhecido como “O ANJO LOIRO DA MORTE”, pelos seqüestros e torturas durante o regime militar. ASTIZ ficou detido por 32 dias. O governo negou o pedido de extradição para a SUÉCIA, onde ele seria julgado pelo desaparecimento da estudante DAGMAR HAGELIN, de 17 anos, em 1977.



2 003 : - QUARTA-FEIRA

A única herdeira sobrevivente da família ONASSIS, ATHINA ROUSSEL completa 18 anos hoje e porá as mãos legalmente em sua herança de cerca de 4 bilhões de dólares, tornando-se a adolescente mais rica do mundo. Conquistou o direito de gerir os depósitos em dinheiro em 217 bancos, ações, imóveis e a luxuosa ILHA DE SKORPIOS. ATHINA, que mudará seu nome para ATHINA ONASSIS, quer ver com os próprios olhos tudo a que tem direito. ATHINA, que é apaixonada por cavalos e se diz “uma menina normal”, namora o brasileiro ÁLVARO MIRANDA NETO, o DODA, 29 anos, atleta que integra a equipe olímpica de hipismo. A jovem vem planejando o dia há anos. Seu pai, THIERRY ROUSSEL, terá direito a uma pensão vitalícia de um milhão e meio de dólares anuais, a uma mansão na vila suíça de CRYSTAL BOISLANDE, apenas uma pequena parte da fortuna de ATHINA.



Que situação triste está chegando dona ESMERALDA! hoje de manhã, somente de saiote, andava pela sala e quarto de casa, sem noção que estava sem roupa. Percebe-se que vai perdendo a razão aos poucos e a LUCINDA precisa vigiá-la constantemente. No próximo dia 6 ela completará 92 anos.



Com 24 graus de temperatura, numa manhã que, de vez em quando cai um chuvisqueiro fraco, vou para SÃO PAULO. VITÓRIO está no MMDS e vai imprimindo uma conduta calma, sem afobação, procurando consertar alguns erros. Neste final de janeiro não temos aulas e os dias são realmente tranqüilos. Hoje, com RONALDO e AMÉRICO procuramos nos inteirar de uma informatização futurística. Isso nos leva o tempo até quase às 14 horas.

Quando chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC vou encontrar à minha espera o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. Ele se filia à Sociedade. Tem muitos assuntos para contar, muitos deles relacionados com meus familiares. O VASCO lhe apronta a carteira de sócio. Conversa conosco até quase às 15 horas. Recebemos a visita do CORONEL PLÍNIO ANGANUZZI, nosso conselheiro. Vem também ao MMDC o senhor WANDERLEY GERMANO E SILVA, do 2º Tabelião de Notas e de Protestos de CAÇAPAVA que, há meses atrás, doou uma bandeira de 32 para o nosso museu. Mais tarde, ligo para o doutor ORDINE para saber notícias do CONSELHO CÍVICO-CULTURAL da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Iremos nos reunir somente em fevereiro, em data ainda a ser marcada. Também mantenho uma conversa telefônica com o general BUENO, que diz que dia 31 haverá a posse do novo comandante do EXÉRCITO SUDESTE, GENERAL SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO. Também converso, por telefone, com o CARRARO.



CAMPEONATO PAULISTA: - CORINTHIANS 1 x PORTUGUESA 1 ; SÃO CAETANO 2 x BOTAFOGO 0 ; AMÉRICA 3 x MARÍLIA 3 ; PORTUGUESA SANTISTA 6 x INTER, de LIMEIRA 0 ; UNIÃO BARBARENSE 2 x ITUANO 0 ; MOGI-MIRIM 2 x RIO BRANCO 2.



A SELEÇÃO BRASILEIRA garantiu vaga para o MUNDIAL SUB-20 na noite de ontem e já no início da tarde de hoje ficou sabendo quais serão seus adversários na competição nos EMIRADOS ÁRABES. O time dirigido por VALINHO, e que terminou o SUL-AMERICANO em segundo lugar, caiu no GRUPO C e terá pela frente CANADÁ, REPÚBLICA TCHECA e AUSTRÁLIA. A competição vai de 25 de março até 16 de abril.



Pai e dois filhos foram encontrados mortos, hoje, num sítio no JARDIM SANTA FÉ, em OSASCO. EDUARDO HILÁRIO MAGALHÃES, de 24 anos, VALMIR BRITO MAGALHÃES, de 7, e JEAN ALVES BRITO, de 5 anos, estavam sob a cama do casal, quando a irmã de EDUARDO, a dona de casa ELIZETE HILÁRIO MAGALHÃES, de 36 , encontrou os três corpos. Os mesmos já estavam em um estágio avançado de putrefação e teriam sido mortos no fim de semana passado. O pai foi alvejado com três tiros na cabeça e as crianças foram executadas com um tiro na cabeça. Mas não foram encontradas as cápsulas, demonstrando que o criminoso limpou o local do crime. Um investigador disse que NECO, um amigo de EDUARDO, morou alguns meses na casa do casal e iniciou um relacionamento com MARIA ALVES, ex–mulher de EDUARDO. Este, sofreu um acidente e, quando voltou, soube que a mulher tinha fugido e se casado com NECO. EDUARDO, porém, reencontrou a ex–mulher e a obrigou a voltar para casa à força. Três dias depois ela fugiu e jurou vingança. NECO, traficante do bairro, é o principal suspeito da chacina.



JOÃO ANTÔNIO SENDAS, filho do empresário do ramo de supermercados ARTHUR SENDAS, foi morto em circunstâncias que indicam suicídio. Seu carro foi encontrado parado perto do vão central da PONTE RIO-NITERÓI. O corpo foi achado no mar, cinco horas depois.



RESGATADO pela PM, dois dias depois de ter sido seqüestrado por bandidos de uma favela em DUQUE DE CAXIAS, o comerciante carioca ÁLVARO BARBOSA VIEIRA, de 46 anos. Foi assessor de Gabinete Civil da ex–governadora BENEDITA DA SILVA.



O dólar recuou hoje 0,96% cotado a R$ 3,605 em parte porque o discurso de GEORGE W. BUSH adiou as expectativas do mercado sobre uma possível guerra no GOLFO. O risco país caiu 2,93 % para 1 358 pontos.



PESQUISA entre americanos após o discurso do presidente GEORGE W. BUSH no CONGRESSO mostra que 67% deles ficaram mais convencidos das razões para os EUA atacarem o IRAQUE. A mesma quantidade, no entanto, disse não ter sido persuadida pelas propostas para reativar a economia. Comentando o pronunciamento, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse, por meio de seu porta-voz que “as ameaças à paz podem ter efeitos negativos para o BRASIL que busca reequilibrar sua economia”. O primeiro ministro britânico, TONY BLAIR, afirmou que, depois de “solucionar o conflito” com o IRAQUE, a ONU deverá “enfrentar as ameaças da CORÉIA DO NORTE”.



RENUNCIOU ao cargo de vice–presidente do Conselho de Administração da AOL TIME WARNER para dedicar-se a projetos filantrópicos o empresário TED TURNER, de 64 anos, fundador e o maior acionista da CNN. O grupo teve prejuízo de 98,7 bilhões de dólares no ano passado, o maior já registrado por uma companhia americana.



O DIÁRIO OFICIAL DE 29 DE JANEIRO publica a transferência para a reserva do MAJOR MÉDICO ANTÔNIO CARLOS TURIANI MARTINI. Ele entrou na Polícia Militar, como 2º tenente médico em 26 de dezembro de 1979. Foi promovido a 1º tenente em 25 de agosto de 1980. Em 1987, quando eu comandava, como tenente–coronel, o 2º CPChq, o MARTINI serviu como médico do CHOQUE e é dele a idéia inicial do RESGATE, que trouxe dos EUA. Foi promovido a CAPITÃO em 24 de maio de 1988. Alcançou o posto de MAJOR em 15 de dezembro de 1993. A última vez que vi o MARTINI foi em 2002, no CORPO DE BOMBEIROS, na despedida do CORONEL NELSON FRANCISCO DUARTE (no mês de AGOSTO).



A bailarina russa NATÁLIA DUDINSKAYA morreu hoje, aos 90 anos. Estrela do balé soviético e professora destacada, NATÁLIA começou sua carreira em 1931 no TEATRO KIROV, sendo durante três décadas sua primeira bailarina.



A BANDEIRANTES apresenta nesta noite o filme A DANÇA DAS PAIXÕES. De 1998, tem a direção de PAT O´CONNOR, com MERYL STREEP, MICHAEL GAMBON, CATHERINE McCORMAK, KATHY BURKE e SOPHIE THOMPSON. Missionário volta da ÁFRICA, nos anos 1930, e envolve-se nos problemas das cinco irmãs solteironas. Não há propriamente uma história, apenas detalhes que revelam um mundo reprimido, prestes a explodir. Muitos momentos fortes e mais uma bela atuação de MERYL STREEP.



2 004 : - QUINTA-FEIRA 100 16418 7215204 181837113 - /4´ 6181/31323181/ -141/



Ao Ilmo. Sr. Cel Res PM MÁRIO FONSECA VENTURA

MD Comandante do 2 º BPChq



O Comandante do Policiamento de Choque, Cel PM TOMAZ ALVES CANGERANA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade alusiva ao 28º aniversário desta Unidade.

DATA: 29/01/04

HORÁRIO: 10:00 H

LOCAL: Avenida TIRADENTES, 440 LUZ/SP

Ass. TOMAZ ALVES CANGERANA

Cel PM - COMANDANTE

Um trecho da ORDEM DO DIA do CEL CANGERANA, lido nesta manhã no pátio do 1º BPChq: “Gostaria de referendar, nesse momento, todos os comandantes do Policiamento de Choque que me antecederam e que ajudaram a escrever sua história de glórias, pois todos eles são possuidores de uma história ímpar de dedicação ao povo paulista, feita de muita coragem e heroísmo, e são eles, os coronéis: SALVADOR D´AQUINO, PAULO WILSON DE OLIVEIRA BUENO, DAUTERDIMAS RIGONATTO, FRANCISCO ZECHMANN, NEY VIEIRA DE ALMEIDA, JOSÉ ALVES DE CARVALHO, JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER, ADOLECIR PÚGLIA, SEBASTIÃO GOMES, UBIRATAN GUIMARÃES, LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, WILSON BRANDÃO PARREIRA FILHO, CARLOS AUGUSTO DE MELLO ARAÚJO, FLÁVIO DA SILVA GURPILHARES, WALTER ROBERTO SOLA, WÁGNER CINTRA, PAULO MIRANDA DE CASTRO, CARLOS ALBERTO DE CAMARGO e OSVALDO DE BARROS JÚNIOR. Por fim, deixamos patente a todos os presentes, que este momento singular em que comungamos idéias, metas, profissionalismo, qualidade, eficiência, eficácia, efetividade, técnicas, táticas, disciplina, lealdade e amizade, externo nossos agradecimentos por estarem aqui prestigiando o Comando de Policiamento de Choque, prestigiando a nossa querida POLÍCIA MILITAR.”

Como durante mais de seis anos eu servi no CPChq, durante vários comandos citados acima (do Cel RIGONATTO ao Cel ADOLECIR PÚGLIA), gostaria imensamente de poder comungar essa solenidade com os meus companheiros de caserna, mas, desta feita, isso é impossível por causa da ENTREVISTA COLETIVA na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Saio de casa um pouco após às 7 horas e, antes das 9 horas, estou com o Cel MENDES na Sociedade. Logo chegam o general BUENO, o advogado HERBERTO e um outro advogado de seu escritório. Vamos discutir a possível falta do Sr. MARCONDES, mas o general afiança que ele virá. BENETON, FARAH, advogado TOSO, arquiteto FRANCISCO ZORZETE e representantes da CLARO, juntam-se a nós. Chegam os conselheiros GINO STRUFFALDI, MARIA HELENA MARCONDES, Cel RENALDO ALVES DA SILVA. Pela imprensa: INGRID GRIEBEL –JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO; LUIZ MOTTA –RÁDIO ELDORADO; VANESSA DI SEVO –RÁDIO CBM; IURI PITTA – O ESTADO DE SÃO PAULO; MARCELO MATTOS –RÁDIO JOVEM PAN e FLÁVIO MACHADO FERREIRA –TV CULTURA.

O CORONEL MENDES é o mestre de cerimônias. Aguarda a chegada do Sr. MARCONDES, que, deixando sua esposa adoentada, vem até a Sociedade, depois de insistentes pedidos do general BUENO. A palavra de abertura é dele. Explica em alguns minutos o papel do MMDC. Depois, o Cel. MENDES, pela ordem de chegada dos repórteres, dá início à entrevista, onde tudo está sendo gravado. As perguntas são as mais diversificadas possíveis, respondidas pelos engenheiros, pelos advogados e pela FARAH SERVICE ou CO RESTAURO. A situação do Obelisco no dia de hoje, os tais caixões mostrados pelos jornais, as trincas que EMENDÁBILI dizem ter sido produzidas pela imposição da estrutura metálica, tudo isso é explicado à exaustão. Tenho a impressão que essa entrevista coletiva foi altamente proveitosa.

Os jornalistas deixam a Sociedade e nós ainda ficamos conversando durante algum tempo. Uma oficial de Justiça comparece na Sociedade para entregar o MANDADO DE CITAÇÃO que ontem conheci na reunião no escritório do general BUENO.

Vamos almoçar na AORPM (Cel MENDES e a advogada MARIA HELENA MARCONDES). Podemos abordar todos os pontos negativos e positivos pelos quais o MMDC está passando. Fica claro que PAULO EMENDÁBILI quer dinheiro. Acontece que ele causa um grande dano para o Monumento-Mausoléu, porque as obras estão paralisadas. Isso já aconteceu quando o IPH nos prejudicou durante dez meses. Encontramos o Cel CRUZ na AORPM, agora na condição de Presidente. Apresentamos a advogada MARIA HELENA para ele.

O Cel MENDES e eu retornamos à Sociedade. Vamos atender vários repórteres que não compareceram na entrevista coletiva. Eles ainda têm a chance de um segundo encontro: amanhã, às 14 horas, no Obelisco.

Por volta das 16 horas, deixamos a Sociedade, encerrando um dia de grandes acontecimentos no MMDC.

Em casa, encontro os pedreiros trabalhando na cozinha. Durante vários dias teremos de improvisar nas refeições. As estacas de sustentação da viga e das colunas permanecerão durante quinze dias, a contar de ontem.

Às 19 horas, a TV CULTURA mostra cenas da entrevista. Mas, também traz a figura nojenta de PAULO EMENDÁBILI e sua boca-torta, causando certa repulsa, pela sua desonestidade.



O DIÁRIO OFICIAL de hoje traz a transferência para a reserva de um oficial que conhecemos há mais de vinte anos: TENENTE-CORONEL VETERINÁRIO PLÍNIO ROCHA CAMPOS. Durante muitos anos ele trabalhou no choque. O PLÍNIO nasceu em 27 de março de 1944. Entrou para a POLÍCIA MILITAR em 29 de dezembro de 1973. Foi concursado como 2º tenente veterinário em 29 de dezembro de 1973. Sua promoção a 1º tenente data de 25 de agosto de 1974; CAPITÃO –24 de maio 1980; MAJOR –15 de dezembro de 1990. Não tenho a data de sua promoção ao posto de TENENTE-CORONEL.



Um descarrilamento de três vagões da CPTM na Estação IMPERATRIZ LEOPOLDINA, zona oeste de SÃO PAULO, na madrugada, feriu seis passageiros levemente e causou transtornos para pelo menos 280 mil pessoas. A empresa disse que houve sabotagem, porque um dormente, peça de madeira onde são afixados os trilhos, foi colocado como obstáculo na via. O trem levava cerca de 2.400 pessoas. Segundo a CPTM, entre o trem anterior e o que descarrilou, o sabotador teve cerca de dez minutos para colocar o dormente no local.



Um mosteiro em GUARATINGUETÁ, no VALE DO PARAÍBA, a 175 km a nordeste da Capital, foi invadido por cerca de quinze assaltantes encapuzados. O bando entrou no local às 5 horas de quarta-feira, dia 28, e roubou quinze mil reais entre notas e cheques que seriam utilizados para pagamento de dívidas e de funcionários. Antes de fugir, um bandido ainda obrigou um religioso a colocar a mão sobre uma Bíblia e a jurar que não havia mais dinheiro.



MORREU, hoje de madrugada, de câncer, aos 78 anos, a autora LEONOR BASSÈRES, que atualmente fazia parte da equipe de colaboradores de GILBERTO BRAGA, em “CELEBRIDADE”. A dobradinha entre eles é antiga e responsável por grandes sucessos da GLOBO. O principal deles foi “VALE TUDO”, de 1988. Depois de fazer o BRASIL parar para descobrir” quem matou ODETE ROITMANN”, a trama foi exportada para mais de 30 países e foi a primeira nacional a ter um remake co-produzido pela GLOBO e pela TELEMUNDO, emissora hispânica dos EUA. Seguiram-se outras novelas bem-sucedidas, como: “O DONO DO MUNDO” (1991), e “PÁTRIA MINHA” (1994), sem contar minisséries. Entre elas, “O PRIMO BASÍLIO” (1988), “LABIRINTO” (1998). Com “ANOS REBELDES” (1992), premiada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em duas categorias: crítica e melhor atriz para CLÁUDIA ABREU, que vivia HELOÍSA, uma jovem rica que decide entrar para a luta armada nos anos 70. A parceria de LEONOR com GILBERTO BRAGA começou em 1983, na novela “LOUCO AMOR”. No ano seguinte, eles voltaram a trabalhar juntos em “CORPO A CORPO”. Em 1990, foi co-autora de “MICO PRETO”, ao lado de MARCÍLIO MORAES e EUCLYDES MARINHO. Dividiu os créditos também com RICARDO LINHARES em 1996 na novela “MEU BEM QUERER”. O corpo foi velado numa capela do cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, no RIO, e o sepultamento aconteceu no final da tarde.



Um homem-bomba provocou a explosão de um ônibus hoje em JERUSALÉM, matando dez pessoas e ferindo cerca de 50. O atentado terrorista ocorreu a cerca de 15 metros dos muros que protegem a casa do premiê israelense, ARIEL SHARON. Este foi o primeiro atentado no País desde o NATAL e ocorreu horas antes do início de uma aguardada troca de prisioneiros entre ISRAEL e o grupo radical HEZBOLLAH, em COLÔNIA, na ALEMANHA. As BRIGADAS DE MÁRTIRES de AL-AQSA, ala radical da facção palestina FATAH, assumiram o atentado. O terrorista foi identificado como ALI YUSUF JAARA, de 24 anos, membro da polícia palestina de BELÉM. O ataque foi uma resposta à incursão do Exército de ISRAEL ontem na FAIXA DE GAZA, que matou oito palestinos, três deles civis. No momento do ataque, SHARON estava em seu sítio particular, no sul do País. Ele se reuniu com o ministro da Defesa, SHAUL MOFAZ, para discutir qual será a resposta do Governo.



MORREU a romancista neozelandesa JANET FRAME, aos 79 anos, de leucemia. JANET, nome sempre lembrado para o PRÊMIO NOBEL, estava internada desde agosto de 2003 no centro hospitalar de DUNEDIN. Começou carreira literária a partir de uma juventude marcada por uma tentativa de suicídio e uma esquizofrenia diagnosticada erroneamente.



LIBERTADO o cantor JAMES BROWN, de 70 anos, acusado de violência doméstica pela esposa, TOMI ERA BROWN, de 33 anos. Da ficha do cantor de “I GOT YOU (I FEEL GOOD)” e “SEX MACHINE”, já constam uma condenação por agressão e outra por posse de drogas. Ele pode pegar até 30 dias de cadeia e multa de 500 dólares.



O ator JOSEPH VITERELLI, o mafioso de MÁFIA NO DIVÃ, morreu aos 66 anos, por complicações numa cirurgia do coração realizada no Hospital VALLEY, em LAS VEGAS. VITERELLI, que conquistou vários papéis cômicos com sua aparência robusta e de mau, porém, muito simpático, começou a atuar aos 50 anos. Antes disso, realizou diferentes trabalhos: administrou escolas de música fundadas por sua família no QUEENS, em NOVA YORK; administrou bares; dirigiu caminhão; foi dono de um serviço de limpeza; e até fez furos em bolas de boliche. VITERELLI nasceu em NOVA YORK e se mudou para LOS ANGELES no fim da década de 1970, quando se tornou amigo do diretor LEO PENN. Anos mais tarde, foi convencido por SEAN PENN, filho do diretor, a atuar no cinema e na televisão. Era casado e tinha filhos.



2 005 : - SÁBADO

Missa de sétimo dia por intenção da alma de dona ISABEL DE SALLES PENTEADO – dona BEBÉ – no LAR NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, na rua DONA ELIZA DE MORAES MENDES, 250, ALTO DE PINHEIROS. Ela faleceu em 23 de janeiro de 2005, aos 111 anos. Participou do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.

Um sábado tranqüilo, onde posso me dedicar às coisas do lar. Trabalho durante horas no computador, acrescentando em minhas memórias dados que julgo importantes. LUCINDA conta-me que a nossa antiga vizinha da frente, dona VALDECIR, esposa do Senhor ZEZITO, não anda bem de saúde. Mora no litoral e está com sérios problemas no rim (ela só tem um). Sua filha disse que a urina está saindo com sangue.



DIÁRIO OFICIAL DE 29 DE JANEIRO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CORONEL PM RENATO PENTEADO PERRENOUD. Nasceu em 29 de setembro de 1956. Entrou para a PMESP no dia 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de março de 1977. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1977; 1º TENENTE – 24 de maio de 1981; CAPITÃO – 24 de maio de 1988; MAJOR – 25 de agosto de 1995. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL. Foi promovido a CORONEL em 20 de março de 2003.



Os vencedores da 8ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES, eleitos pelo júri popular, foram divulgados neste sábado, último dia do festival. Como melhor longa, foi escolhido o filme FILHAS DO VENTO, de JOEL ZITO ARAÚJO. O melhor curta-metragem foi para o diretor BRUNO TORRES, com O ÚLTIMO RAIO DE SOL. Na categoria vídeo, a premiação foi para TV MURO, de FÁBIO BRITTO e SIMONE LARA.



Não teve tempo fechado para as mais de nove mil pessoas que saíram de casa para curtir o PHOLIA 2005. Apesar do público ter ficado bem abaixo dos 80 mil esperados, os seis blocos contagiaram a avenida LUIZ DUMONT VILLARES. Às 14:30 horas, debaixo de chuva forte, o bloco “TIAS BAIANAS PAULISTAS” abriu o desfile com quinze baianas de várias escolas de samba. Depois do bloco “MORADA DO DRAGÃO”, foi a vez da “PRIMEIRA DO MORUMBI”, que levou na bateria crianças da ONG BARRACÃO DOS SONHOS. Logo atrás dos carros antigos do “CLUBE DO FORDINHO”, veio o bloco “A LAPA SOMOS NÓIS”, que agitou a arquibancada com seus 1.500 componentes.



O TENENTE PM RICARDO RABELO REIS foi preso hoje por tentativa de homicídio. Ele teria atirado dez vezes, ontem à noite, contra o PM EVERALDO AURELIANO, de 28 anos, internado em estado grave. Os dois trabalhavam no 27 º BPMM, em INTERLAGOS, zona sul. O Chefe interino de Comunicação Social da PM, MAJOR PM JORGE LUÍS ALVES, se recusou a dar informações sobre o crime “para não gerar perda de provas”. Ele apenas informou que a vítima teria levado dois tiros em frente à casa da namorada do tenente, no JARDIM GUANABARA. O tenente teria dito que pensou que REIS era um assaltante e, por isso, abriu fogo.



O PM MARCELO DE FARIA, de 33 anos, estava de folga comendo em uma pizzaria em GUARULHOS, hoje de madrugada, quando se irritou com dois homens que teriam mexido com a sua namorada. Após discussão, o PM MARCELO matou os dois e foi ferido por um deles, que também estava armado. O caso será investigado pela Corregedoria PM.



O estudante ÉLVIO SHINJI UEHARA, 19 anos, foi morto dentro de seu carro – um PEUGEOT 206 – hoje pela madrugada, após uma possível tentativa de assalto na avenida REGENTE FEIJÓ, no JARDIM ANÁLIA FRANCO, zona leste. O assaltante fugiu a pé. A hipótese mais provável é a de que UEHARA tenha reagido ao assalto. Nada chegou a ser roubado.



FALECEU, aos 87 anos, MADRE GILDA, natural de ITÁLIA, onde nasceu em 10 de fevereiro de 1917. GILDA TATASCIONRE foi enfermeira, deixou seu país e chegou ao BRASIL em 15 de fevereiro de 1953, com o firme propósito de dedicar sua vida aos doentes hanserianos. Juntamente com mais duas jovens, GIUSEPPINA VOLPI e PAOLINA DOMINELI, ela pretendia iniciar o seu trabalho no MARANHÃO, porém, acabou ficando em SÃO PAULO. Coube ao então Secretário de Saúde do Estado, o diretor geral do Departamento de Profilaxia da Lepra, Professor doutor LAURO DE SOUZA LIMA, receber aquela que anos depois fundaria o HOSPITAL STELLA MARIS, conhecido como “um exemplo de dedicação aos doentes”. As enfermeiras então tomaram conhecimento de um projeto de implantação de uma creche para filhos de hansenianos em JACAREÍ. Enfrentando dificuldades, elas se dedicaram a esse trabalho e, em 15 de fevereiro de 1954, deixaram essa creche e foram para o Sanatório PADRE BENTO, em GUARULHOS. MADRE GILDA também é uma das fundadoras da ASSOCIAÇÃO SANTA TEREZINHA, sob a administração atual das religiosas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora STELLA MARIS. Essa Associação nasceu no dia 5 de outubro de 1957, reconhecida por dom CARMELO DE VASCONCELOS MOTA e instalada por dom ANTÔNIO MARIA ALVES DE SIQUEIRA, na Capela da Creche “CAROLINA DA MOTTA E SILVA”, no bairro de PINHEIROS. O enterro de MADRE GILDA realizar-se-á no MEMORIAL DE GUARULHOS, amanhã.



A vitória magra com um gol de pênalti e o fraco futebol apresentado no segundo tempo não pode desanimar a FIEL TORCIDA. Pelo contrário, o placar de 1 a 0 sobre o AMÉRICA encheu de esperança os quase 50 mil corintianos que foram ao MORUMBI. O único gol foi marcado pela prata da casa, COELHO, em um pênalti sofrido pelo eficaz meia CARLOS ALBERTO, que jogou muita bola enquanto teve fôlego. Grande estrela do CORINTHIANS GALÁCTIVO, CARLITO TEVEZ se movimentou bastante, fez boas jogadas e mostrou que pode render muito com a camisa alvinegra, que parece lhe ter caído tão bem. O GUARANI e a PONTE PRETA ficaram no 2 a 2 no dérbi campineiro.



O assessor do jogador RONALDO, RODRIGO PAIVA, explicou neste sábado que a viagem cercada de mistérios do FENÔMENO foi porque ele veio consolar um irmão, NELINHO, que estaria com uma doença incurável. Em meio às suspeitas sobre a doença do filho mais velho, o pai de NELINHO e RONALDO, NÉLIO NAZÁRIO, revelou que a namorada, a empresária ROBERTA OLIVEIRA GOMES, 29 anos, está com câncer. “Ela está doente, sim. Está em casa, fazendo quimioterapia. Descobrimos a doença há um mês, quando ela teve uma crise”, disse ele, sem revelar o tipo de câncer da namorada. NÉLIO NAZÁRIO negou que NELINHO tivesse sofrido um seqüestro relâmpago, conforme chegou a ser cogitado. Em nota distribuída hoje, RONALDO disse que a situação familiar que o fizera voltar ao BRASIL já estava contornada.



Em jogo de nível técnico abaixo do esperado e com raros momentos de emoção, a norte-americana SERENA WILLIAMS conquistou hoje seu sétimo título de GRAND SLAM. Na final do ABERTO DA AUSTRÁLIA, ela derrotou sua compatriota LINDSAY DAVENPORT por 2 sets a 1. Esse é o segundo título que SERENA conquista em MELBOURNE. O outro foi em 2003, quando ela derrotou sua irmã, VENUS, na decisão. Foi também na nona final de GRAND SLAM de que SERENA participou na carreira. Até agora, ela só perdeu no ABERTO DOS EUA, em 2001, e em WIMBLEDON, em 2004. Do outro lado, LINDSAY DAVENPORT, atual líder do ranking mundial, perdeu a chance de conquistar seu quarto título de GRAND SLAM em sua carreira.



A prometida “guerra total” dos insurgentes contra a histórica eleição de amanhã no IRAQUE ignorou as gigantescas medidas de segurança tomadas por americanos e iraquianos e deixou 22 mortos (quinze civis), hoje, em ataques em pelo menos oito cidades. O mais espetacular deles, com um foguete, foi contra a Embaixada dos EUA, em plena “ZONA VERDE”, a região mais policiada do IRAQUE. Pelos menos duas pessoas morreram – ambos americanos. Em meio à renovada onda de violência, os líderes dos EUA e do IRAQUE fizeram apelos para que os iraquianos votassem. O presidente GEORGE W. BUSH instou os iraquianos a “desafiar os terroristas”. O presidente iraquiano interino, GHAZI AL YAWAR, admitiu que o medo vai afastar muito eleitores, mas disse acreditar que a maioria irá votar. Nas ruas, porém, está claro que o temor de atentados deve esvaziar a eleição. A campanha eleitoral foi empanada pela intensa violência, pelo boicote dos partidos sunitas e pelo assassinato de candidatos. Já não é possível fazer uma contabilidade exata dos mortos. Os militares americanos afirmaram que os ataques dos insurgentes triplicaram nos últimos sete dias – subindo de 29 há uma semana para 98 no dia 27, quinta-feira.



MORREU EFRAIM KISHON, considerado o rei da sátira de ISRAEL. Aos 80 anos, na SUÍÇA. Seu filho RAFI disse que KISHON morreu enquanto tomava banho e que, aparentemente, sofreu um ataque cardíaco. Em sua obra de 1963, SALAH SHABATI, que depois foi levada ao cinema, satiriza as dificuldades que a sociedade israelense enfrentava com a chegada de imigrantes. Ele foi um dos sobreviventes húngaros do HOLOCAUSTO.



O baixista britânico ERIC GRIFFITHS, companheiro de LENNON e McCARTNEY, morreu neste sábado em sua casa na ESCÓCIA, aos 64 anos, de câncer no pâncreas. Em 1957, GRIFFITHS fundou junto com LENNON, COLIN HANTON e PETE SHOTON a banda “THE QUARRYMEN”, que nasceu num colégio de LIVERPOOL, onde mais tarde surgiriam os BEATLES, do qual o baixista não participou.



ASSISTO na GLOBO o filme “COBRAS”, de 2002, dirigido por WAYNE CRAWFORD, interpretado por ele mesmo e mais WILLIAM KATT, KATE CONNOR, RUSSEL SAVADIER. Turistas obrigados a pernoitar numa ilha descobrem que o lugar está infestado de cobras. Os antigos donos morreram vítimas das mesmas, bem como outros que ousaram permanecer na ilha nos últimos 30 anos. Aos poucos, as cobras vão liquidando com os novos intrusos na ilha delas. E o filme se transforma num terror sem grandes atrativos, a não ser torcer para que os últimos três turistas se salvem das cobras.



A BANDEIRANTES apresenta “OBSESSÃO ASSASSINA”, de 1995, direção de MICHAEL PAUL GIRARD, com APRIL BRENNEMAN, KIM DAWSON, JOHN McCAFFERTY. Casal ganha a vida animando orgias. A situação se complica quando ele é contratado para seduzir uma mulher, gravando uma fita comprometedora para impedir um casamento. Ocorre que o nosso herói se apaixona pela moça e desencadeia a obsessão assassina. É um filme que explora as relações afetivas, chegando-se até ao crime.



2 006 : - DOMINGO

O caderno ALIÁS de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, na última página traz uma reportagem intitulada “BIXIGA SE ESCREVE COM W”. Nos 452 anos de SÃO PAULO, seo WÁLTER traduz o reduto e o espírito mais emblemáticos da Capital. É uma reportagem de página inteira sobre WÁLTER TAVERNA, fundador e presidente uno da SOCIEDADE DE DEFESA DAS TRADIÇÕES E PROGRESSO DA BELA VISTA. No último dia 25 de janeiro, ele proporcionou mais uma vez o famoso “BOLO DO BIXIGA”, desta vez com 452 metros, em homenagem ao aniversário da cidade.

WÁLTER TAVERNA é o presidente do Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. A professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM entraria mais tarde em contato comigo, por telefone, a fim de falar sobre essa reportagem, mas, o que seria mais importante, a continuidade de nossa luta pelo restabelecimento do nome usurpado do túnel, pois teremos uma reunião preliminar na Associação Comercial no próximo dia 9 de fevereiro. Quer ela saber o que poderemos fazer. Em primeira análise, um ofício assinado pelo WÁLTER TAVERNA convidando as pessoas líderes de entidades para essa reunião. Isso ela pretende fazer amanhã. Tecemos comentários sobre a nossa luta. Uma nuvem paira sobre o nosso movimento. Ela se chama ROBERTO KASSAB, vice-prefeito de JOSÉ SERRA. Caso o prefeito seja indicado como candidato à Presidência da República, esse senhor assumirá o seu lugar e ele é amigo da família CUTAIT e sírio-libanês. Não apoiará o nosso movimento. Apesar de tudo, sou de opinião que a luta continua, com KASSAB ou sem KASSAB, pois o nosso ideal está acima de política e de vaidades mesquinhas como o da família CUTAIT, usurpadora do túnel.



Nem foi preciso o futebol de RICARDINHO – discreto em sua reestréia. Como na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, o talento da dupla ofensiva TEVEZ e NILMAR fez a diferença hoje, na goleada do CORINTHIANS, por 4 a 1, sobre o RIO BRANCO, em AMERICANA. O resultado foi importante para não deixar o time do PARQUE SÃO JORGE se distanciar ainda mais do líder PALMEIRAS – a equipe de ANTÔNIO LOPES subiu para o 5º lugar no PAULISTA, com 9 pontos, seis a menos que o rival. Outros resultados: JUVENTUS 1 x MARÍLIA 1; SÃO PAULO 3 x GUARANI 3; SANTO ANDRÉ 3 x SÃO BENTO 2; BRAGANTINO 1 x ITUANO 1; AMÉRICA 2 x SANTOS 3; MOGI MIRIM 0 x PORTUGUESA 0; PONTE PRETA 1 x NOROESTE 3.



A saltadora MAURREN MAGGI anunciou neste domingo que voltará a competir. Ela tinha decidido parar em 2003, quando pegou dois anos de suspensão por doping. Na época, o exame de MAURREN acusou a presença do esteróide clostebol, durante a disputa do TROFÉU BRASIL DE ATLETISMO.



A Polícia Civil de MINAS GERAIS deteve, no início da tarde, a promotora de vendas SIMONE CASSIANO DA SILVA, 29 anos, suspeita de ter jogado a filha, de dois meses, nas águas da LAGOA DA PAMPULHA, embrulhada num saco plástico e presa a um pedaço de madeira. A promotora de vendas, que tinha acabado de deixar a casa do namorado, no bairro ESTORIL, região oeste da capital mineira, foi detida dentro de um táxi em companhia de uma outra filha de 10 anos. Além da criança, no veículo foram encontradas bolsas com pertences da suspeita. A polícia acredita que SIMONE estava se preparando para fugir. Em parte do depoimento prestado na 7 ª Delegacia Seccional de VENDA NOVA, em BELO HORIZONTE, SIMONE negou que tenha atirado o bebê na lagoa. Bastante confusa, a suspeita disse que entregou a filha a uma família de moradores de rua, pois não tinha condições financeiras para criar outra criança. Segundo ela, uma mulher dessa família de moradores de rua, é que seria a autora da tentativa de homicídio. Porém, no mesmo depoimento, a promotora acabou confessando a autoria do crime. “Ela disse que sofre de problemas mentais. Por causa disso, não saberia explicar bem o que aconteceu”, explicou o delegado WILLIAM ALVES VITAL, titular da 7ª Seccional de VENDA NOVA. A criança, encontrada no início da tarde do sábado, pelo auxiliar de manutenção JOSÉ DA CRUZ NETO, 38 anos, foi encaminhada ao hospital ODILON BEHRENS, onde passou por uma bateria de exames. Não apresentava ferimentos e nenhuma doença foi constatada.



O carioca FELIPE CARVALHO BARBOSA, de 22 anos, fuzileiro da Marinha americana, morreu na sexta-feira, dia 27 de janeiro, quando voltava de um confronto na cidade iraquiana de FALUJA, a oeste de BAGDÁ. O caminhão em que ele estava passou por cima de uma mina e capotou, informaram parentes do jovem, que moram em BANGU, zona oeste do RIO. O corpo de FELIPE chegará no dia 3 de fevereiro aos EUA e o enterro está previsto para sábado, dia 4. O pai do rapaz, RÓBSON DE LIMA BARBOSA, de 44 anos, vai pedir que o ITAMARATY intervenha junto ao governo americano para que este custeie sua viagem aos EUA. “Não tenho meios para viajar. Mas meu filho morreu a serviço dos EUA. Acho que o mínimo que podem fazer é permitir que eu o veja pela última vez”, disse BARBOSA, que vive em GOIÂNIA. FELIPE mudou-se com os pais e o irmão ANDRÉ para a CAROLINA DO NORTE, em 1994. Desde pequeno dizia que queria ser militar, incentivado por um tio, sargento reformado da Marinha. Os pais separaram-se, e ele ficou nos EUA com a mãe, IRACY e o irmão. Aos 16 anos, entrou na Marinha americana. O desejo de FELIPE era participar da caçada a SADDAM HUSSEIN. Por três vezes foi reprovado nos testes a que os militares são submetidos antes de ir à guerra. FELIPE foi para o IRAQUE em outubro e deveria voltar aos EUA em março. Há quinze dias, um amigo dele foi morto em combate na sua frente. O fuzileiro naval falou por telefone com a tia MARIA SIMÕES, que vive em BANGU, e pediu que ela rezasse: “O negócio aqui está feio”. Na sexta-feira, após o confronto, FELIPE ligou para a mulher, CHRISTIE, e disse que estava bem. Pouco depois, houve o acidente.

FELIPE morreu no dia em que seu irmão completava 16 anos. “O ANDRÉ está inconsolável. Ele esperava que o FELIPE ligasse para dar os parabéns e o telefonema que recebeu foi da notícia da morte do irmão. Ele nunca mais terá uma festa de aniversário”, disse BARBOSA. Há outros dois marines brasileiros no IRAQUE: DANIEL MOREIRA, de 24 anos, e FELIPE MESQUITA, de 22.



O julgamento do ex-ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN mergulhou hoje no caos, com os principais acusados e seus advogados abandonando a sala do tribunal após trocas de insultos. Apesar disso, o novo juiz encarregado de presidir o processo, o curdo RAUF RASHID ABDEL RAHMAN, procurou mostrar controle da situação e prosseguiu com as audiências do processo contra o ex-presidente e sete de seus colaboradores pela matança, em 1982, de 148 xiitas na cidade de DUJAIL, ao norte de BAGDÁ. Após quatro horas e meia de sessão, o juiz adiou os trabalhos para quarta-feira, dia 1º de fevereiro. Mas pouco se avançou na primeira sessão do tribunal em mais de um mês. Visivelmente irritado, SADDAM abandonou a sala do tribunal após uma acalorada discussão com o novo juiz por causa da expulsão de seu meio-irmão, BARZAN AL-TIKRIT, do recinto. O meio-irmão, ex-chefe do serviço secreto iraquiano, começou a fazer uma longa exposição sobre sua saúde quando o juiz mandou que se calasse. AL-TIKRIT continuou falando e RAHMAN o expulsou da sala. Já BARZAN IBRAHIM – um co-defensor de SADDAM HUSSEIN – foi retirado pelos guardas depois de chamar a corte de “filha da p...”, enquanto o ex-ditador gritava “abaixo os traidores” e “abaixo a AMÉRICA”. Os advogados se retiraram da sala em protesto pela expulsão e o juiz designou defensores públicos. Então, SADDAM se levantou: “Rejeitamos todas pessoas que foram designadas pelo senhor. É meu direito escolher um advogado”, disse. A seguir, voltou-se para onde se encontravam os defensores públicos e disparou: “Se permanecerem nesta sala, vocês são demônios”. Dois outros acusados também rejeitaram os defensores públicos e tiveram autorização para deixar a sala. Depois de continuar discutindo com o juiz, SADDAM disse que queria sair da sala. Ao que o juiz respondeu: “Saia!”. “Fui seu governante por 35 anos e o senhor me ordena que saia?”, declarou o ex-ditador, apontando para ABDEL RAHMAN. “Eu sou o juiz. O senhor é o acusado e deve me obedecer”, rebateu ABDEL RAHMAN. A discussão se prolongou um pouco mais e, por fim, o ex-ditador deixou a sala escoltado.



Em ataques coordenados, carros-bomba explodiram hoje diante da missão do VATICANO e de pelo menos quatro igrejas em BAGDÁ e em KIRKUK, quando as pessoas participavam da missa vespertina, matando pelo menos três iraquianos e ferindo nove. Não ficou imediatamente claro quem esteve por trás dos ataques, que foram lançados em um período de vinte minutos. O pior atentado ocorreu às 16:30 horas na Igreja da VIRGEM em KIRKUK, 290 km ao norte de BAGDÁ. Segundo o coronel iraquiano BIRHAN TAHA, três civis morreram e um ficou ferido. Quinze minutos depois, outro carro-bomba explodiu diante de uma igreja ortodoxa na mesma cidade, ferindo cinco pessoas. Segundo TAHA, os dois carros-bomba foram acionados por controle remoto.

Em BAGDÁ, três carros-bomba explodiram diante de mais duas igrejas e perto do prédio da Embaixada do VATICANO, que fica na zona leste da capital iraquiana.

O âncora da tevê americana ABC, BOB WOODDRUFF, de 44 anos, e o cinegrafista DOUG VOGT, de 46, ficaram seriamente feridos hoje quando uma bomba explodiu durante a passagem do comboio do Exército iraquiano no qual viajavam em TAJI, perto de BAGDÁ. Segundo a ABC, ambos sofreram ferimentos na cabeça. VOGT também teve um ombro quebrado.



Normalmente tranqüilo e controlado, ROGER FEDERER chorou ao conquistar o título do ABERTO DA AUSTRÁLIA, depois de vencer o surpreendente cipriota MARCOS BAGHDATIS. As lágrimas vieram por motivos fortes. O tenista suíço estabeleceu novas marcas impressionantes. Ganhou seu 7º título de um torneio do GRAND SLAM, o 3º consecutivo depois de ter conquistado, em 2005, o tricampeonato em WIMBLEDON e o bicampeonato no US OPEN. Agora também bicampeão em MELBOURNE. FEDERER somou o 35º troféu da carreira e amanhã estará completando 105 semanas como o número 1 do mundo.

O cipriota MARCOS BAGHDATIS, sensação da competição, chegou à final depois de eliminar ANDY RODDICK e DAVID NALBANDIAN. Subiu 27 posições no ranking mundial e virou herói no CHIPRE. Sua namorada, a modelo francesa CAMILLE NEVIERE, atraiu mais olhares que MIRKA VAVRINEC, parceira de FEDERER.



O artista de origem coreana NAM JUNE PAIK morreu hoje em sua residência em MIAMI, aos 74 anos. Ele era reverenciado como o pai da videoarte – e famoso pelas opiniões. Integrante do grupo internacional FLUXUS, foi pioneiro no uso do vídeo como expressão artística e explorou a imagem eletrônica na criação de filmes, performances e instalações que inauguraram um novo panorama das artes plásticas. Entre seus trabalhos mais importantes estão THE MORE THE BETTER, que reuniu 1.003 monitores de televisão nos JOGOS OLÍMPICOS DE SEUL, em 1988. PAIK estava parcialmente paralisado em decorrência de um derrame sofrido em 1996. “A arte é pura fraude. Você só precisa fazer algo que ninguém fez antes”, chegou a declarar.



REELEITA a presidente finlandesa, TARJA HALONEN, para um novo mandato de seis anos. A primeira chefe de Estado mulher do país venceu o adversário conservador SAULI NIINISTÖ.



2 007 : - SEGUNDA-FEIRA

Fiscalizo, no horário normal, o trabalho dos amigos GESOFATO, ADRIANO e AMANDO (orientados pelo AMÉRICO) nas últimas atividades. No momento, o GESOFATO está em destino, acompanhando o LUZ. VICTÓRIO cuida da administração e está assoberbado com as últimas missões surgidas. Por volta das 14:30 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, assino a Ata da Assembléia Geral Eleitoral, que deu posse aos novos dirigentes da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.

CORONEL MENDES está retornando de uma breve “férias” que tirou ao lado de familiares, na PRAIA GRANDE. Quer saber nas novidades que aconteceram no MMDC nesse tempo que esteve afastado. O caso mais delicado foi o que aconteceu na LAPA, em 24 último, quando chegaram para nós 31 currículos para entrega das Medalhas: GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, MMDC e CONSTITUCIONALISTA, num prazo muito curto. Felizmente, tudo deu certo. Mas agora surgiu também um caso parecido. O TENENTE-CORONEL PM MONTE OLIVA, Comandante do 12º BPMM, programou a solenidade dos 50 anos de seu Batalhão para a próxima quarta-feira e, somente na sexta-feira, dia 26, é que resolveu entregar medalhas na data da cerimônia. Agora, estamos correndo atrás do prejuízo. Nesta segunda-feira os diplomas já estão confeccionados e foram levados para a assinatura de ADILSON CÉSAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Méritos. Isso irá acontecer amanhã cedo. Também dou conhecimento ao MENDES das mensagens vindas pelo correio eletrônico, principalmente do SUBTENENTE JOCIMAR, agora servindo em MANAUS, CÉSAR TORRES (RIO GRANDE DO SUL) e do CAPITÃO ANDRÉ DIAS, que serve em MINAS GERAIS. Eles estão credenciados para divulgar o Movimento Constitucionalista durante o ano das Bodas de Diamante da Revolução de 32.

Telefonamos ao FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, que está aniversariando hoje. Diz ele que estará conosco no dia 31, no “DIA DOS ANIVERSARIANTES”.

Por causa do vírus instalado no meu computador, uso o da Sociedade, onde, há mais ou menos um ano, coloquei minhas memórias, já pensando numa pane que fatalmente acontece quando se instala um vírus. Procuro atualizar as datas de 27 e 28. Um técnico da provedora BIG está em casa. LUCINDA e MARLENE orientam-no nos problemas surgidos, onde nem a internet está funcionando. Esse técnico não faz nada. Orienta que procuremos um outro que esteja familiarizado com o aparelho, pois diz que o vírus é que está impedindo a conexão com a internet.

TENENTE-CORONEL MONTE OLIVA entra em contato, via fone, comigo e diz que na tarde de amanhã trará os diplomas para serem assinados pelo GINO e por mim (ainda respondendo pelo secretário das Medalhas porque esses diplomas foram confeccionados na última sexta-feira). O GINO não veio ao MMDC nesta segunda-feira, pois tem outros compromissos.

Numa tarde de grande movimentação, vamos deixar a Sociedade depois das 17 horas.

Em casa, continuo “brigando” com o computador. Perco arquivos, uso disquetes para restaurá-los, não consigo ler outros, enfim, tudo está bagunçado. Foi feito um contato com o PEDRO, mas ele somente poderá verificar o defeito amanhã à noite. Com isso, as principais notícias estão ficando acumuladas.



A cantora FAFÁ DE BELÉM foi vítima de furto continuado dentro de seu apartamento, na região dos JARDINS, área nobre de SÃO PAULO. Uma das empregadas que trabalham na residência é suspeita do crime. De acordo com a polícia, a doméstica teria tido uma crise nervosa depois de denunciada por uma colega de trabalho e confessado o crime. Hoje, FAFÁ DE BELÉM passou a tarde no 78º DP (JARDINS) prestando depoimento ao delegado-titular, MARCOS MOURA, e à delegada-assistente, MARIA HELENA TOMIKE. Ela deixou a delegacia por volta das 19 horas, sem falar com os jornalistas. “Assunto pessoal eu não comento”, limitou-se a dizer a cantora, antes de entrar em um ZAFIRA preto.



Um crime violento intriga a polícia do JAÇANÃ, na zona norte da Capital. O desempregado RONALDO LINO, de 43 anos, é suspeito de matar a tiros três pessoas, um cachorro, antes de cometer suicídio. Ele teria atirado contra seus tios, GERALDO AMORIN, de 87 anos, e VERA LÚCIA PAES FERRARI AMORIN, 57, que moravam na casa dos fundos de sua propriedade. Além do casal, LINO teria atirado contra seu cachorro, um vira-latas preto, e a vizinha GRACINDA PEDROSA DE MOURA, de 69 anos.



A prisão do juiz aposentado NICOLAU DOS SANTOS NETO, o LALAU, na carceragem da Polícia Federal durou pouco. O Tribunal Regional Federal concedeu, hoje, liminar autorizando LALAU a retornar para casa e cumprir em regime de prisão domiciliar a pena a que foi condenado pelo desvio de 170 milhões das obras de construção do Fórum Trabalhista de SÃO PAULO.

Condenado a 26 anos de prisão, o ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho estava em prisão domiciliar desde julho de 2003, quando o Superior Tribunal de Justiça aceitou o argumento da defesa do réu. Segundo os advogados, NICOLAU, hoje com 78 anos, não teria condições de ficar em prisão comum devido a problemas de saúde.



Um dia depois das revelações feitas pelo motorista de transporte alternativo RÓBSON DE ANDRADE OLIVEIRA, de 25 anos, em seu depoimento, a polícia acredita que um segundo amante de ADRIANA ALMEIDA, viúva de RENNÉ SENNA, possa estar envolvido no assassinato do milionário da Mega-Sena, ocorrido no dia 7. O homem seria um ex-segurança.

Hoje, o advogado ALEXANDRE DUMANS, que defende ADRIANA, entregou uma petição ao delegado ADEMIR OLIVEIRA. No documento, DUMANS retifica parte do depoimento da viúva, no qual pelo menos quatro mentiras foram descobertas pela polícia após o testemunho de RÓBSON, que confessou ser amante de ADRIANA.



O ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, recebeu alta do Hospital ASSUNÇÃO, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ele estava internado desde a quinta-feira, dia 25, com pneumonia, e deve ficar em repouso até a segunda-feira, dia 5 de fevereiro.



A cantora FAFÁ DE BELÉM deu queixa de furto na 78ª Delegacia, em SÃO PAULO, nesta segunda-feira, depois de notar a falta de jóias e relógios em sua residência, nos JARDINS. A suspeita é uma empregada da casa, cujo marido devolveu parte dos bens da cantora.



O bailarino CARLINHOS DE JESUS marcou a passagem de seus 54 anos dançando no ESPAÇO VITÓRIA, no JOCKEY CLUB do RIO. A festa, que contou com bolo enfeitado com notas musicais e vários passos de gafieira, reuniu amigos, familiares e alunos, como CLAÚDIA MAURO e PAULO CÉSAR GRANDE. Após dançar com vários convidados, CARLINHOS encontrou ânimo para brincar de jogar capoeira com seu neto JUAN, de três anos.



Um taxista carioca devolveu o laptop da modela RAICA OLIVEIRA. Ela havia esquecido o computador no carrinho de bagagem do aeroporto SANTOS DUMONT, no dia anterior, e pensava ter sido roubada.



Sacrificado o cavalo de corridas BÁRBARO, o maior fenômeno do turfe dos ESTADOS UNIDOS desta década. Há oito meses, ele quebrou uma das patas durante uma corrida. Passou por três cirurgias de reconstrução óssea, mas não se recuperou. Antes do acidente, ele venceu seis das mais importantes provas do circuito americano e chegou a valer 30 milhões de dólares. Foi sacrificado por injeção letal, em KENETT SQUARE, EUA.



A encíclica DEUS CARITAS EST, do PAPA BENTO XVI, tornou-se a mais vendida da história. O êxito literário animou o pontífice. Com um esquema de distribuição divino, ele agora lançará o romance biográfico JESUS DE NAZARÉ. Nos ESTADOS UNIDOS, o livro será publicado pela editora de DAN BROWN, o novo desafeto da SANTA SÉ.



Um homem-bomba detonou explosivos hoje numa padaria de EILAT, balneário no sul de ISRAEL, e matou três israelenses – em nove meses, foi o primeiro ataque suicida em ISRAEL. O autor do atentado foi o palestino MOHAMMED SIKSIK, que tinha 21 anos. A explosão destruiu o telhado da padaria e levou pânico à área residencial próxima. EILAT tem 50 mil habitantes e nunca havia sido alvo de atentados. Dois grupos palestinos reivindicaram a autoria do ataque de maneira conjunta: a JIHAD ISLÂMICA e as BRIGADAS DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA.



2 008 : - TERÇA-FEIRA

Chove sem parar desde ontem. Esta manhã convida a ficar até mais tarde embaixo das cobertas. Não tenho vontade alguma de ir para a cidade de SÃO PAULO num dia tão feio, talvez o mais tenebroso do mês de janeiro. Mas, por volta das 11 horas, embarco numa “van”, com destino à estação ARMÊNIA. Preciso resolver problemas de banco. Entrei no maldito “cheque especial” e isso me deixa cabuloso.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vou encontrar o CORONEL MENDES, que andava “sumido”. Ele conta seus problemas e de uns dias bem ruins que passou em CARAGUATATUBA. Pegou muita chuva num período que saiu com sua esposa para espairecer num dos nossos clubes. Combinamos a nossa ida até o local onde amanhã iremos receber a Medalha DOM JOÃO VI. Por se tratar do “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, combinamos sair da própria Sociedade.

Converso, por telefone, com COLOMBO. Por causa do mau tempo, não dá para ir até a Entidade onde nós nos reunimos diariamente, a fim de combinar nossas aulas de segurança. Também, por telefone, cumprimento o FRANCISCO GIANNOCCARO pelo seu aniversário, que transcorre hoje. Ele confirmou sua presença amanhã no “DIA DOS ANIVERSARIANTES. Outra pessoa que também está aniversariando hoje é o CAPITÃO PM HÉLIO TENÓRIO DOS SANTOS. Não consigo contato com esse oficial. O CORONEL PM Res RICARDO JACOB, aniversariante de janeiro, diz que amanhã estará conosco.

O PM FÉLIX, do CSM-MTEL, confirma a palestra para o efetivo daquela Unidade em 31 de janeiro, por volta das 9 horas. Uma viatura irá me buscar em casa.

GINO não vem ao MMDC hoje. Não há necessidade de seu comparecimento na Sociedade, pois esta tarde pouca coisa de útil apresenta. A chuva é impertinente e não dá trégua. Por volta das 16 horas, regresso a GUARULHOS. O ônibus que está me transportando vai bater na traseira de um caminhão. Os passageiros são obrigados a fazer baldeação para outro coletivo que vem logo atrás, com destino ao JARDIM SANTA EMÍLIA, na mesma linha do COCAIA.

Em solenidade realizada hoje à tarde, na sede da Prefeitura Municipal de SÃO PAULO, o deputado estadual RODRIGO GARCIA foi empossado como secretário da recém-criada pasta de DESBUROCRATIZAÇÃO pelo prefeito GILBERTO KASSAB. RODRIGO GARCIA assume a Secretaria Especial de Desburocratização de São Paulo, tendo como objetivo imediato o trabalho focado na diminuição da quantidade de etapas para a obtenção de alvarás de empresas e de obras no Município. Entre os presentes: ALOYSIO NUNES FERREIRA FILHO, secretário de Estado da CASA CIVIL; CLÓVIS DE BARROS CARVALHO, secretário municipal de Governo; Deputado estadual VAZ DE LIMA, presidente da Assembléia Legislativa; GUILHERME AFIF DOMINGOS, secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, representando o governador JOSÉ SERRA.



O governador JOSÉ SERRA inaugurou hoje duas novas estações da LINHA F da CPTM – a mesma (des)qualificada como “indigna” em março de 2007 pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, JOSÉ LUIZ PORTELLA. Foram entregues hoje as estações USP-LESTE e COMENDADOR ERMELINO. “Isso vai aliviar a LINHA 3 do Metrô (ITAQUERA), afirmou SERRA. Pelas novas paradas, circularão diariamente 9 mil passageiros (145 mil em toda a LINHA F), segundo a CPTM. Além das duas estações, o governo do Estado também entregou hoje três trens reformados (até agora, foram 15). As medidas são parte do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que promete até 2010 6,3 bilhões de reais de investimentos e mais 20 trens novos para a LINHA F.



O auxiliar de limpeza COSMO FRANCISCO DOS SANTOS, de 22 anos, foi encontrado morto dentro do SHOPPING WEST PLAZA, na BARRA FUNDA, ontem à noite. Ele teve o crânio esmagado por uma máquina de prensar papelão que fica no setor de cargas do Shopping.



Três pessoas foram assassinadas na Rua URUGUAI, 1.398, dentro de uma favela no bairro da ENSEADA, no GUARUJÁ, hoje pela madrugada. JOSIAS SOARES MARIANO, de 18 anos; RENATO SANTOS CÂNDIDO, de 16, e ALINE CRUZ BARBOSA DA CRUZ DOS SANTOS, 18 anos, estavam em um barraco quando, por volta da 1:30 hora, três homens encapuzados e armados bateram na porta e chamaram um deles pelo nome. No momento em que a porta foi aberta, os bandidos entraram na casa e levaram os três jovens para o quintal, onde os executaram a tiros. A suspeita dos policiais é de que a execução tenha sido um acerto de contas em decorrência de dívidas de drogas. MARIANO já vinha sendo ameaçado por traficantes do bairro havia algum tempo.



A Polícia Federal vai tomar o depoimento do uruguaio MÁRIO NEIRA BARREIRO, ex-agente do serviço de inteligência do URUGUAI. Preso na penitenciária de segurança máxima de CHARQUEADAS (RS), ele declarou ter participado da vigilância e do suposto assassinato por envenenamento do ex-presidente JOÃO GOULART, morto em 1976, vítima de ataque cardíaco, quando estava exilado na ARGENTINA. A ordem para interrogar BARREIRO foi dada pelo diretor-geral da PF, delegado LUIZ FERNANDO CORRÊA, hoje, ao superintendente da PF no RIO GRANDE DO SUL.



Uma tentativa de assalto a um banco no interior da VENEZUELA, que durou mais de 27 horas e em que dezenas de pessoas foram mantidas reféns, terminou hoje à tarde com a prisão de quatro criminosos que tentavam fugir numa ambulância. A polícia interceptou o veículo em GUARENAS e libertou os reféns que seguiam com eles como escudos.



O senador pelo ARIZONA, JOHN McCAIN, venceu as primárias republicanas de hoje na FLÓRIDA, superando o ex-governador de MASSACHUSETTS, MITT ROMNEY. O triunfo dá a McCAIN um grande impulso para a SUPERTERÇA, dia 5 de fevereiro – quando serão realizadas primárias republicanas em 21 Estados – principalmente porque mostra que ele tem apelo também na base do partido e não depende somente dos eleitores independentes.



O senador da oposição MUGABE WERE foi assassinado na noite de segunda-feira, dia 28, em frente de sua casa em NAIRÓBI, capital do QUÊNIA. Político moderado e importante mediador entre as etnias rivais, sua morte provocou protestos em diversas cidades do país e acirrou o conflito, que já matou mais de 800 pessoas em um mês.



O Comandante Geral da PMRJ, CORONEL PM UBIRATAN ÂNGELO e outros nove oficiais foram exonerados hoje dos cargos que ocupavam, em razão de uma manifestação por aumento salarial, no último domingo, dia 27, que terminou a poucos metros do prédio onde mora o governador SÉRGIO CABRAL FILHO, no LEBRON, zona sul.

Segundo o secretário de Segurança Pública, JOSÉ MARIANO BELTRAME, o CORONEL ÂNGELO que não participou da passeata, deveria ter “tomado as rédeas” e impedido a manifestação. “A passeata foi a gota d´água”, resumiu BELTRAME.

O ato, considerado “insubordinação” pelo secretário, fere o regimento disciplinar da Polícia Militar. A inflação prevê punição de seis meses de prisão. Assim que for nomeado o novo Corregedor da PM, será aberto um Inquérito Policial Militar para apurar o caso e punir os culpados. A manifestação de domingo, capitaneada pelo grupo de nove coronéis que se intitulam “CORONÉIS BARBONOS”, também fez o CORONEL PM PAULO RICARDO PAÚL perder o cargo de Corregedor. Na semana passada ele escreveu em seu blog que os baixos salários favorecem a corrupção. O grupo pede equiparação salarial com os delegados da Civil.

O secretário admitiu que o salário dos policiais militares do RIO é muito ruim – o segundo mais baixo do País – e disse que no momento estão “equipando as polícias” para que possam fazer um trabalho melhor. BELTRAME afirmou que a proposta do novo comando será a mesma.

Dia 31, serão empossados no cargo de Comandante Geral da PM, o CORONEL PM GILSON PITTA LOPES, atual Chefe do Serviço Reservado da Corporação, e, no cargo de Comandante do Estado Maior, o CORONEL PM ANTÔNIO SUAREZ DAVID, até então Comandante do Policiamento da Capital. PITTA foi um dos que assinaram o manifesto dos “BARBONOS”, mas “aparentemente” mudou de opinião.



Há exatos 40 anos ele foi cantado em prosa e verso por NARA LEÃO no disco-manifesto do movimento tropicalista, TROPICÁLIA (ou PANIS ET CIRCENSIS). Era um bolero, LINDONÉIA, composto por CAETANO VELOSO e GILBERTO GIL em homenagem a uma tela do mesmo nome pintada dois anosantes, A BELA LINDONÉIA (1966), também conhecida como GIOCONDA DO SUBÚRBIO, de autoria do artista carioca RUBENS GERCHMAN. LINDONÉIA fazia referência direta à ditadura militar brasileira, falando de pessoas desaparecidas, cachorros mortos nas ruas e vigilância policial. GERCHMAN, um dos artistas da Nova Figuração ao lado de ANTÔNIO DIAS, cujos trabalhos dialogavam com a realidade política dos anos 1960, morreu hoje, aos 66 anos, às 6 horas da manhã, no Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO, em decorrência de um tipo raro de câncer. Ele foi cremado hoje mesmo no Cemitério de VILA ALPINA.

Pintor, desenhista, gravador e escultor, GERCHMAN começou a estudar arte há exatamente meio século. Tinha 15 anos quando freqüentou seu primeiro curso e 25 ao receber o primeiro grande prêmio, no 16º Salão Nacional de Arte Moderna (1967). Foi com esse prêmio que o artista viajou para os ESTADOS UNIDOS, no mesmo ano em que participou da histórica exposição NOVA OBJETIVIDADE, no MAM do RIO. GERCHMAN permaneceu nos ESTADOS UNIDOS até 1972. De volta ao BRASIL, realizou filmes experimentais, ajudou a criar a revista de vanguarda MALAS ARTES (1975-1976) e dirigiu a Escola de Artes Visuais do PARQUE LAGE (1975-1979), no RIO, que virou reduto da arte experimental.

GERCHMAN dedicou-se a uma série de obras de natureza erótica. O mercado tem alguns livros publicados sobre o artista, entre eles o de WILSON COUTINHO e o de FÁBIO MAGALHÃES, o último lançado há dois anos pela LAZULI.



GWEN STEFANI, de 38 anos, está grávida novamente. A cantora americana e seu marido, o roqueiro GAVIN ROSSDALE, anunciaram nesta terça-feira que esperam seu segundo filho. STEFANI, que já é mãe de DINGSTON, de um ano, está na 13ª semana de gestação.



2 009 : - QUINTA-FEIRA

JOSÉ, irmão da LUCINDA, vem em casa para continuar o seu trabalho na hemeroteca, na tentativa de acabar com a infiltração de água de chuva na laje. Isso está me deixando irritado e doente. Chego até a pensar em largar dessa mania de guardar jornais. Saio de casa mais tarde e, por volta das 14 horas, estou chegando no MMDC. O CORONEL MENDES está presente. Fala dos seus contatos com o BORINI e conta uma história interessante a respeito do único terno que ele tinha. Foi feito para um encontro de turma e, depois, como não o usava mais, levou-o para o interior onde moram seus pais. Chamado às pressas por causa de doença em família, ele soube que seu pai tinha sido enterrado com o seu terno. Agora precisa fazer outro para o dia 13 de fevereiro, quando novamente a turma “JOSÉ BONIFÁCIO” irá se reunir. O MENDES quer que eu ligue, hoje à noite, para o DALMIRO. Ele está relutante em vir à recepção dos novos cadetes.



Nesta tarde recebemos a visita da Professora MARIA ODETE. Ela traz a primeira página do jornal DIÁRIO POPULAR de 24 de maio de 1932 (terça-feira): Os acontecimentos decorrentes da constituição do novo secretariado paulista. A agitação nas ruas – os comícios da Praça do Patriarca e o violento choque verificado em frente à sede da Legião Revolucionária – O GENERAL GÓES MONTEIRO substituído no comando da Região pelo CORONEL RABELLO, que chegará à tarde a esta Capital – Outras notas de reportagem.

Eu pedira para a professora essa página de jornal, pois sei que ela costuma ir ao Arquivo do Estado. Como sofrera uma intervenção cirúrgica no segundo semestre de 2008, esqueci dessa solicitação. O importante é constatar que mais pessoas se feriram na Praça da República, além de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO (que emprestaram a primeira letra do nome para formar a sigla MMDC), e ALVARENGA (que veio causar a polêmica criada pelo deputado estadual CLAUDINI CRESPO, em 2004). Constam os nomes de IGNÁCIO CRUZ, de 21 anos, com dois ferimentos produzidos por balas na perna direita; SEBASTIÃO BERNABÉ VERGUEIRO DOS SANTOS, de 33 anos de idade, com um ferimento perfuro contuso na perna esquerda; PAULO RIBEIRO, de 26 anos, com ferimento perfuro contuso no braço direito; MOACYR DE OLIVEIRA, de 21 anos de idade, com ferimento de bala penetrante da cavidade toráxica; JUAN BAPTISTA DE OLIVEIRA FILHO, de 20 anos, com ferimento perfuro contuso; ORLANDO ALVARENGA, de 33 anos, com ferimento perfuro contuso na região lombar e praplegia e outras pessoas (os nomes estão ilegíveis no jornal). Ainda há nomes de feridos da Rua JOSÉ BONIFÁCIO também.

Uma outra visita importante nesta tarde é a de um advogado que procurou o CORONEL PM ARRUDA e ele me indicou para resolver a possível imortalização dos restos mortais do ex-combatente JOÃO THOMAZ RIBEIRO no Monumento Mausoléu no 9 de Julho. Esse veterano comandou o Batalhão “JAQUES FÉLIX”, constituído de voluntários de TAUBATÉ. Nasceu em 16 de setembro de 1905 e faleceu no dia 22 de novembro de 1993. O importante é que JOÃO THOMAZ escreveu suas memórias em junho de 1982, contando em detalhes a sua participação no Movimento Constitucionalista de 1932.

ROSS retorna hoje ao MMDC e atrapalha o meu trabalho. Quer a ajuda do advogado ROMAGNOLI em problemas ligados a alguns processos. Isso só vai criar confusão para mim.

Por volta das 17 horas estou voltando para GUARULHOS. LUCINDA diz que choveu forte nesta tarde. Vamos à hemeroteca e não encontramos infiltrações de água desta vez. É sinal que o trabalho do JOSÉ deu resultado positivo. Telefono para o meu companheiro da Escola de Oficiais, DALMIRO GOMES e sua esposa, dona MÉRCIA. Quero incentivar o colega a participar da solenidade marcada para 13 de fevereiro, quando nossa turma, que está completando 50 anos de entrada na Escola de Oficiais, recepcionará os cadetes de 2009. O MENDES tinha feito esse contato e encontrou resistência do DALMIRO em participar do evento. Nessa conversa que tive nesta noite com ele encontrei otimismo no DALMIRO e a vontade de estar conosco numa rara oportunidade de reunir nossa turma.

MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM manteve um contato telefônico nesta noite. Ela quer retornar ao combate pela perpetuação do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO.

Nesta noite tomo conhecimento de algumas mensagens importantes:

Nobre amigo José D'Amico:

Cumprimentando-o por mais um brilhante ano que se inicia e desejando-lhe todas as alegrias, informo da atividade prevista por nossa entidade no que se refere ao prédio do 2º Batalhão de Guardas, objeto de nosso mútuo interesse:

- Em 29/03 (domingo) do presente ano, iremos realizar o 02º Ato em prol da restauração daquele patrimônio cultural, em frente à aludia 'organização-militar' incluindo uma homenagem à nossa Amazônia (principal elemento de justificativa da existência de nosso Exército e do nosso Batalhão). Constará de desfile à pé dos reservistas do Exército, seguidos da Banda de Musicas da Guarda Civil Metropolitana e da Banda Cultura Racional (com 250 integrantes) e do desfile 'motorizado' de viaturas antigas (da Associação Paulista de Viaturas Militares Antigas - APVMA), do Jeep Clube de Pirituba e dos batedores da Guarda Civil Metropolitana, durante um trajeto que se inclui a Av. Brigadeiro Luis Antonio e Avenida Paulista.

Neste fito, convidamos vossa instituição a cerrar-se conosco na organização e execução desta empreitada.



De: José D'Amico

Assunto: Re: Ato Prédio 2º Batalhão de Guardas

Para: clovesroquexavier@yahoo.com.br

Data: Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009, 16:34

Estimado e respeitabilíssimo novo amigo Cloves,

Que bom receber notícias suas !

De início, exorto-lhe, e a todos os seus entes queridos ,votos de um lindo ano de 2009, com muita saúde e paz !

Quanto ao seu convite, não encaro como tal e sim como uma convocação moral , um verdadeiro boletim de serviço! Sou mais um recruta a cerrar fileiras nesse idealístico batalhão em prol do lendário Quartel. Temos de salvá-lo da degradação e resgatá-lo pra o digno proscênio histórico a que faz jus !

A propósito, pergunto-lhe duas coisas:

Gostaria de apresentá-lo ao poeta e acadêmico Paulo Bomfim, idealizador da primeira ideia do Memorial de São Paulo, em 1999. Atualmente, ele é assessor especial do presidente do Tribunal de Justiça e presta expediente vespertino no Palácio de Justiça, na Praça Clovis Bevilacqua.. Durante a semana, você tem alguma faixa de horário disponível ?

Você recebeu o estudo-síntese, com fotos, da arquiteta Ana Carolina Melaré dos Santos?

Desde já,

muito agradecido pela atenção e pelo carinho de sempre dispensados a minha pessoa

do amigo José



29JAN2009RESPOSTA AO JOSÉ

ESTIMADO JOSÉ

Vou conversar com o Cmt GINO no primeiro momento que ele comparecer na Sociedade. O MENDES é mais fácil, pois diariamente ele se encontra na Sociedade. De antemão posso encaminhar a sua mensagem para os correios eletrônicos deles. O MMDC está enfrentando uma reforma geral: telhado, piso, janelas e portas novas, fiação nova, hidráulica.

Dia 18 de dezembro começaram as obras, sob patrocínio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Brevemente teremos uma Sociedade nova em folha.

Estamos batalhando por novos núcleos:

MORUMBI/BUTANTÃ

ITAPEVA

Venha nos visitar numa dessas tardes.

Solicito uma triangulação com o CLOVES.

2009/1/29 José D'Amico

Estimadíssimo coronel Ventura,

Tudo bem com o senhor ?

As atividades físicas da Sociedade já foram retomadas a partir do último dia 2009?

O senhor conhece Cloves Roque Xavier, da Associação dos Amigos e Reservistas do Segundo Batalhão?

Desde o final do ano passado, tenho mantido contato telefônico e por e.mail com ele, após descobrir a luta de sua entidade pela restauração do Quartel para formação de um eventual Museu do Exército. Mandei, então, a ideia do projeto do "Memorial de São São Paulo", lançada por Paulo Bomfim e que abarca aquela outra maravilhosa do senhor de congregar todas as entidades memorialístico-militares num só, e digno, espaço e ele se empolgou.

Dia 29 de março próximo a Associação vai fazer uma cerimônia em prol da restauração.

Querido coronel, parece-me que é chegado momento do toque de reunião das entidades !

E a gloriosa Sociedade Veteranos de 32 teria de ser uma de suas principais partícipes morais do evento apoiador e de outros correlatos !

É mais uma tentativa de fazer com que entidades representativas da história da glória paulista possam juntar forças para uma causa nobilíssima, qual seja, a de salvar aquele patrimônio da destruição total e ainda revertê-lo para a cidadania !

Por favor, se lhe for possível submeter, na próxima reunião diretiva, a proposta como uma das bandeiras institucionais da MMDC para 2009 a luta pela restauração e utilização daquele Quartel em prol da história e da cidadania paulista, pois, havendo concordância da Sociedade, nossas forças físico-morais estarão redobradas e retemperadas.

Continências espirituais,

Recruta D'Amico

PS: Tomo a liberdade de mandar cópias de e.mails de Cloves sobre o assunto.



Na sua pior atuação na temporada, o SANTOS deixou a condição de 100%. O empate com o MIRASSOL (1 a 1) fez a equipe chegar aos sete pontos após três rodadas. No domingo, o adversário será o ITUANO, fora de casa. NOROESTE e GUARATINGUETÁ empataram em zero a zero, no Estádio ALFREDO DE CASTILHO, em BAURU, nesta noite.



O PALMEIRAS confirmou o favoritismo, venceu o fraquíssimo REAL POTOSÍ por 5 a 1 e viaja tranqüilo para a BOLÍVIA, podendo perder por até três gols de diferença para avançar à fase de grupos da LIBERTADORES.



HÉLIO GRACIE, precursor das competições de vale-tudo e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do BRASILIAN JIU-JÍTSU, morreu hoje em ITAIPAVA, região serrana do RIO, aos 95 anos, vítima de pneumonia e leucemia. Ele foi enterrado no Cemitério de PETRÓPOLIS. Nos anos 1930, quando o futebol não tinha a popularidade de hoje, HÉLIO era o grande nome do esporte brasileiro. Ele aprendeu jiu-jítsu com o irmão CARLOS, que tinha sido apresentado à “arte suave” pelo japonês MITSUYO MAEDA, em BELÉM (PA).

Caçula de cinco irmãos homens, HÉLIO era o único que, aos 15 anos, não treinava. Ele sofria de vertigens e, por isso, os médicos o proibiam de lutar. Mas ele insistiu e ajudou a desenvolver o jiu-jítsu, baseado em torções e estrangulamentos. Dois anos depois do primeiro treino, foi escalado para sua primeira luta livre (precursora do vale-tudo). Para espanto geral, ele derrotava todos os adversários, entre eles FRED EBERT, vice-campeão mundial de luta livre, com 92 quilos.

Depois de encerrar a carreira, HÉLIO fez três lutas que aumentaram sua fama: venceu o vice-campeão mundial de jiu-jítsu, KATO, perdeu para o campeão KIMURA (30 quilos mais pesado que ele), e para WALDEMAR SANTANA. Este combate, na verdade uma briga, entrou para o livro dos recordes como a luta mais longa de todas: 3 horas e 45 minutos. HÉLIO tinha 42 anos, WALDEMAR, ex-aluno, 24.

Os GRACIE diziam que as competições de vale-tudo tinham como objetivo demonstrar a supremacia do jiu-jítsu sobre as demais artes marciais. Em 1993, RÓRION, filho de HÉLIO, criou o ULTIMATE FIGHTING CHAMIONSHIP, vencido pelo irmão ROYCE. Hoje, o UFC é um dos maiores eventos de lutas do mundo.



A final feminina no ABERTO DA AUSTRÁLIA, entre DINARA SAFINA e SERENA WILLIAMS, no sábado, dia 31, terá como principal atrativo a definição da nova tenista número 1 do mundo. Apesar das diferenças de origem, a primeira é russa, a segunda americana, as duas têm muito em comum. O favoritismo, a experiência e a mística estão do lado de SERENA no duelo pelo primeiro título de GRAND SLAM de 2009. Se ganhar a final, a americana, de 29 anos, manterá a tradição de conquistar o ABERTO DA AUSTRÁLIA em anos ímpares – foi campeã em 2003, 2005 e 2007 – e retornará ao posto de número um do mundo que conheceu em outras ocasiões da carreira. A adversária ainda não sabe qual é o gostinho de chegar ao topo, mas luta por esse objetivo, que atingirá pela primeira vez com vitória na final em MELBOURNE.

No masculino, ROGER FEDERER foi à final ao bater ANDY RODDICK.



Era para ser mais uma mesa-redonda, para discutir o papel da mulher na política. Mas na prática virou uma espécie de comício, em pleno FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. Assim que a ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, adentrou o palco, apresentada como uma das debatedoras, os petistas que lotavam o auditório entoaram a jingle da campanha de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA à Presidência. E imediatamente engataram outro refrão de campanhas petistas: “BRASIL! URGENTE! DILMA PRESIDENTE!”



Boletim divulgado hoje pelo Hospital SÍRIO-LIBANÊS informou que o estado de saúde do vice-presidente JOSÉ ALENCAR continua clinicamente estável e ele respira normalmente, sem auxílio de aparelhos e sem sedação. ALENCAR segue internado na UTI, após submeter-se a cirurgia de alta complexidade no domingo. No procedimento, que durou quase 18 horas, os médicos retiraram uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e dois terços do ureter, canal que liga o rim à bexiga, onde foram encontrados um tumor de cerca de 12 centímetros de diâmetro e outros 8 tumores menores. ALENCAR luta contra o câncer desde 1997.



29/01/2009 10:17

NOTA DEZ PARA AUGUSTO NUNES NO JORNAL DO BRASIL

O BRAVO VENCEDOR DA LUTA NO AÇOUGUE

O italiano Lino Sabbadin, dono de um açougue na cidadezinha de Santa Maria di Sala, foi condenado à morte por ignorar a diferença entre um assalto a mão armada e uma expropriação revolucionária. Em janeiro de 1979, quando rechaçou à bala o bando que invadiu o açougue na cidadezinha de Santa Maria de Sala, nem desconfiou de que matara não um ladrão, como tantos, mas um guerrilheiro incorporado à tropa incumbida de confiscar parte do capital de um comerciante burguês – e usar o dinheiro para financiar a guerra contra o regime movida pelo grupo Proletários Armados para o Comunismo. O tribunal do PAC precisou de alguns minutos para decidir-se pela aplicação da pena capital ao "contra-revolucionário" que simulava desinteresse por política para camuflar a paixão pelo fascismo.



Fuzilado em 16 de fevereiro pelos mesmos assaltantes que repelira no mês anterior, Lino morreu sem saber que, aos 46 anos, deixara de ser apenas açougueiro. Aos 17, Sabbadin testemunhou parcialmente a execução do pai. O que viu e ouviu o adolescente tinha cara de assassinato, jeito de assassinato, modos de assassinato. Depende da posição de quem olha as coisas, corrigiram os panfletos distribuídos pelo PAC para festejar a vitória na Batalha do Açougue. Visto da extremidade esquerda da platéia, por exemplo, o que parece assassinato não passa de um justiçamento revolucionário, e o que se assemelha a um grupo de extermínio se transforma num comando de heróicos guerrilheiros.



"Eram quatro e meia quando eles chegaram", lembra Adriano. Enquanto os pais atendiam um freguês no balcão, ele conversava pelo telefone na parte dos fundos do açougue quando os tiros começaram. "Fiquei apavorado e subi correndo para o segundo andar, onde ficava a casa da família. Esperei uns dois ou três minutos intermináveis até me aproximar da janela que dava para a rua". Dali viu três jovens saindo às pressas pela porta da frente e entrarem num carro estacionado metros além. Quando partiram, o adolescente voltou ao açougue. Com o avental branco desfigurado por manchas vermelhas, a mãe estava ao lado do corpo do pai, estirado numa poça de sangue.



Meses mais tarde, ele se espantou com os depoimentos prestados à Justiça pelos matadores: achavam que haviam cometido um "crime político". É o que continua achando o governo brasileiro, descobriu Adriano quase 30 anos depois daquela tarde. Como 83% dos italianos, como milhões de brasileiros que vêem as coisas como as coisas são, Adriano está inconformado com a absolvição de Cesare Battisti pelo juiz ocasional Tarso Genro.



Condenado à prisão perpétua na Itália pela participação no assassinato de Sabbadin e de mais três "contra-revolucionários", Battisti livrou-se da extradição graças ao ministro da Justiça, que o promoveu a "refugiado político" e pôs na conta das motivações ideológicas o prontuário de um ladrão vocacional diplomado em latrocínio na escolinha do PAC.



Segundo a discurseira recorrente do próprio Tarso, do presidente Lula e de toda a companheirada, devem ser anistiados, aplaudidos e indenizados os que lutam de armas na mão contra a ditadura e pela ressurreição da liberdade. Não se encaixam no palavrório os Proletários Armados para o Comunismo, que sempre couberam em quatro ou cinco camburões. Na Itália dos anos 70, não havia regimes totalitários a combater, nem tiranos a derrubar. Muito menos houve guerrilheiros dispostos a matar ou morrer pela pátria livre.



Se os textos produzidos entre 1976 e 1979 traduziram o que pensavam, Battisti e seus comparsas roubaram e mataram para destruir a república democrática, esquartejar a liberdade e implantar a ditadura. Se mentiram, os revolucionários de araque queriam só enriquecer sob as bênçãos dos nostálgicos da Guerra Fria. Nas duas hipóteses, o PAC foi um caso de polícia. A adoção de Battisti pela companheirada reafirma o menosprezo pelas liberdades democráticas e outros caprichos burgueses, e a certeza de que não há salvação fora do partido único que saberá reconstruir o socialismo em frangalhos.



O que espera o PCC para trocar o Primeiro Comando da Capital da certidão de batismo por um oportuníssimo Partido dos Comunistas Convertidos? O primeiro nome pode dar cadeia. O segundo permite roubar e matar sob a proteção do governo brasileiro.



O primeiro-ministro da ITÁLIA, SÍLVIO BERLUSCONI, cancelou sua visita ao BRASIL, prevista para o fim de fevereiro, diante do desgaste das relações bilaterais provocado pelo CASO CESARE BATTISTI. O gabinete de BERLUSCONI considerou impossível, neste momento, responder tão prontamente à visita do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a ROMA, em novembro passado, e dar um passo em favor do aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países, como estava programado.

Uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal em favor da extradição de BATTISTI não seria suficiente para o governo BERLUSCONI reconsiderar sua visita ao País. O STF deverá julgar o pedido italiano no início de fevereiro.



Em mais um sinal de que o cessar-fogo pode estar à beira do colapso, a aviação israelense bombardeou hoje alvos na cidade de KHAN YUNIS, no sul da FAIXA DE GAZA. O HAMAS lançou o primeiro míssil contra ISRAEL em duas semanas. Na CISJORDÂNIA, o enviado americano ao ORIENTE MÉDIO, GEORGE MITCHELL, defendeu a reabertura das fronteiras de GAZA para combater o tráfico de armas.



2 010 : SEXTA-FEIRA

Continuam as chuvas de janeiro. A entrada de minha biblioteca cada vez mais fica em situação muito ruim. O telhadista que está mexendo no “lan house” do PAULO CÉSAR ficou de arrumar a laje, aqui em casa, por onde há infiltração de água.

Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC sem muita vontade. É que não podermos contar com a presença do GINO, “aprisionado” em sua residência por problemas de saúde. Por outro lado o CORONEL PM MENDES deve também estar com problemas porque não tem mantido contato com o MMDC.

Cumprimentamos o FRANCISCO GIANNOCCARO, que hoje está aniversariando. Ele fala do reinício das atividades do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, cuja primeira reunião do ano está marcada para o dia 8 de fevereiro.

Nossa funcionária MARINEI faz diversas ligações telefônicas cobrando associados devedores. Essa parte da Sociedade, a tesouraria, continua sendo o “Calcanhar de Aquiles”. Quase sempre estamos em crise financeira. Falta um elemento dinâmico nesse setor.

Recebo um telefonema do curador do Museu de História da Medicina, JORGE MICHALANY. Ele está com 93 anos e propôs à Diretoria da Associação Paulista de Medicina a comemoração da data de 9 de Julho na sede do Museu. Quer uma posição da Sociedade Veteranos de 32-MMDC sobre esse evento.

No retorno para GUARULHOS encerro a leitura de “O SÍMBOLO PERDIDO”, do escritor DAN BROWN. Nesta noite o PAULO CESAR se prepara para seguir viagem até um sítio em MAIRIPORÃ. Irá com a KÁTYA e o IAGO EL MOUALLEM. A família do NELSON e da SORAYA, junto com outras pessoas, irá comemorar nesse sítio os aniversários do BRUNO, da MARÍA LUYZA e de um outro menor, filho da TININHA. Somente regressarão no domingo.



A capital está prestes a bater o recorde histórico de quantidade de chuvas em um mês de janeiro desde que a medição começou a ser feita, em 1943. Até às 17 horas de hoje havia chovido 477,7 mm na capital desde o dia 1º de janeiro. Fora este, o ano que mais choveu em janeiro foi em 1947, recorde anterior de 481,4 mm. O meteorologista FRANCO VILELA, do INMET acredita que vamos passar dessa marca. SÃO PAULO completa 38 dias consecutivos de chuva. Nesse mês, pode-se dizer que SÃO PAULO é a cidade mais chuvosa do BRASIL.

Entra ano e sai ano, em todos os verões que chove acima da média em SÃO PAULO, as histórias de mortes, deslizamentos, inundações e outros transtornos se repetem. No dia 24 de janeiro de 1947, o DIÁRIO, um dos jornais mais antigos do país, contava em matéria de capa como as chuvas haviam causadas seis deslizamentos de terra que interromperam todos os caminhos entre a capital e SANTOS, no litoral sul.

A ligação levou três dias para ser reaberta, e a capital ficou sem abastecimento com alguns itens de alimentação que chegavam todo dia pelo porto de SANTOS, como batatas. Em 27 de janeiro de 1987, o DIÁRIO noticiava que apenas naquela semana haviam morrido 45 pessoas no Estado. A maioria em deslizamentos de terra, como acontece hoje.



Um barranco de cerca de 20 metros de altura desmoronou, na noite de ontem, no bairro JARDIM APARECIDA, em FRANCISCO MORATO. Morreram três pessoas de uma mesma família: WÁGNER LUI GONÇALVES, de 50 anos; IARA DA SILVA OLIVEIRA GONÇALVES, de 47, e a filha deles AMANDA GONÇALVES DE OLIVEIRA, de 15 anos. Na mesma noite, o estudante CARLOS GABRIEL FERREIRA DO ROSÁRIO, de 11 anos, foi encontrado na Barragem da Usina PIRATININGA, no extremo sul de SÃO PAULO, depois de cair num bueiro enquanto chovia. Com isso, subiu para 68 o número de mortos pelas chuvas desde dezembro no Estado de SÃO PAULO.



Depois da crise de hipertensão que sofreu no RECIFE na noite de quarta-feira, dia 27, o presidente LULA volta amanhã para BRASÍLIA, depois de fazer check-up no INCOR, em SÃO PAULO. A bateria de exames a que o presidente será submetido está prevista para começar às 8 horas de amanhã e deve ter duração de três horas. A previsão é de que ele, em BRASÍLIA, passe o final de semana descansando.

O assessor para Assuntos de Defesa dos ESTADOS UNIDOS, JIN JONES, ligou hoje para o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, MARCO AURÉLIO GARCIA, para saber noticiais sobre a saúde de LULA. O telefonema, que durou cerca de dez minutos, ocorreu a pedido do presidente norte-americano, BARACK OBAMA.



O mau humor que tomou conta do mercado financeiro global neste início de ano fez o dólar subir 8,15% em janeiro, maior alta mensal desde outubro de 2008. Hoje, a moeda fechou a R$ 1,885. Com o desempenho, liderou o ranking de investimentos no período, seguida pelo ouro.



A polícia civil de BRASÍLIA indiciou hoje o cirurgião plástico HACKEL CABRAL por homicídio com dolo eventual no caso da jornalista LANUSSE MARTINS, que morreu durante cirurgia de lipoaspiração. Acusado de erro médico, CABRAL pode pegar de 6 a 20 anos de prisão.

LANUSSE tinha 27 anos e se submetia à segunda cirurgia estética. Após sofrer perfurações na região renal, que causaram o rompimento de duas veias, ela perdeu mais de 1,5 litro de sangue. Ao perceber o erro, o médico tentou reanimar a paciente. No desespero, a equipe fez com que a jornalista perdesse mais sangue, tornando o quadro irreversível. Para a delegada MARTHA VARGAS, da 1ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso, houve imperícia do médico, que será intimado a depor nos próximos dias.

CABRAL, sob profundo estresse emocional, tirou licença médica e está sem condições de falar por enquanto.



ROGER FEDERER não cansa de bater recordes. O suíço chegou hoje a mais um: a 22ª final de GRAND SLAM na carreira ao passar pelo francês JO-WILFRIED TSONGA nas semifinais do AUSTRALIAN OPEN – o checo IVAN LENDL vem a seguir com 19 decisões. Cumprindo a rotina, enfrenta ANDY MURRAY no domingo, dia 31, com todo o favoritismo. O tenista britânico sonha com sua primeira conquista em um dos quatro maiores torneios do planeta.

O número 1 do mundo terá ainda a chance de aumentar sua maior marca: ser o tenista com maior quantidade de títulos de torneios de GRAND SLAM. Possui quinze troféus nos maiores palcos do tênis – PETE SAMPRAS aparece a seguir, com quatorze. Só o AUSTRALIAN OPEN ele já conquistou três vezes (2004, 2006 e 2007).



Muita fome, sede e frio, sem banho, nem camas. Os turistas que sonhavam conhecer as ruínas históricas de MACHU PICCHU, a cidade perdida dos INCAS, no PERU, acordaram no meio de um pesadelo real em ÁGUAS CALIENTES, povoado que fica localizado no meio do caminho.

Isolados desde o último domingo, dia 24, por conta das fortes chuvas que destruíram a ferrovia, única forma de acessar a cidade, peruanos e estrangeiros sofreram em condições adversas, enquanto aguardavam o resgate por helicópteros. De férias no PERU, o radialista FILIPE CURY, de 21 anos, da rádio JOVEM PAN, narrou os terríveis momentos passados em ÁGUAS CALIENTES, e denunciou o pagamento de propina por turistas para que fossem resgatados primeiro pelas aeronaves. Nos primeiros dias, quando poucos foram resgatados, a informação era de que cerca de cem turistas pagaram até 500 dólares por pessoa, para serem retirados em primeiro lugar, antes de crianças e idosos, que, segundo as autoridades do PERU, teriam prioridade. Além da propina, CURY relata que muitos turistas tiveram que se abrigar nos vagões dos trens, à noite, quando faz muito frio na região. A retirada dos turistas terminaria hoje. Ao todo, mais de 2.400 visitantes foram resgatados por ar da região isolada.



A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciou hoje o primeiro pilar de sua estratégia para reconstruir o HAITI e tentar acabar com mais de duas décadas da ajuda internacional.

A maior feira de comidas de PORTO PRÍNCIPE expõe a tragédia do terremoto, da fome e da miséria da capital do HAITI. O tremor que destruiu a cidade deixou vendedores da “cozinha do inferno” – apelido do mercado entre as tropas brasileiras – desabrigados e sem filhos. À espera das distribuições de alimentos pelas NAÇÕES UNIDAS, outros haitianos procuram a feira para apanhar restos de comida em vez de comprá-la. Não há nenhum controle de higiene. Os alimentos são preparados em meio a milhares de moscas varejeiras, cheiro de podridão, lixo, comida estragada no chão, gatos e cachorros.

Médicos e outros profissionais da área de saúde têm denunciado a falta de remédios e outros equipamentos médicos necessários ara o tratamento de mais de 200 mil haitianos feridos no terremoto. A situação está crítica tanto na capital haitiana como em cidades menores e áreas rurais do país. A escassez já estaria elevando bastante os riscos de mortes por causa de infecções e complicações pós-cirúrgicas.

Entre as mensagens recebidas nesta data encontra-se a do nosso associado

RUBENS NEVES:

CARO RUBENS

O telefone de minha residência é 2441 3821. Acredito que muitos combatentes do 4º RI estão no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, onde constam 777 heróis da revolução ali imortalizados.

Poderia ser criado um Monumento onde constariam os nomes dos combatentes que pertenceram ao antigo 4º RI. Mas aí surge um outro problema: o MMDC não tem as relações do pessoal do exército que combateu em 1932 pelo simples fato do ditador Getúlio Vargas ter expedido ordens taxativas aos quartéis, logo após a cessação das hostilidades (e isso foi constatado por mim nos 5º e 6º BIL, recentemente, quando visitamos essas Unidades e ali comemoramos o 9 de Julho num ano recente). Como os 5º e 6º BIL, antigos 5º e 6º RI não tem as relaçoes, acredito que o 4º BIL também não tenha. Poderemos tentar uma pesquisa nesse sentido, em outros lugares, talvez em alguma repartição do Exército que tenha essas relações (COMANDO MILITAR SUDESTE).

2010/1/29 Rubens - Juridico Operacional/ rubens.neves@gruposuporte.com.br>

Boa tarde Coronel perdi o telefone do senhor se puder me passar eu agradeço, estive conversando com pessoal do 4º BIL antigo 4º RI e eles estão com a idéia de criar um mausoléu para homenagear os combatentes mortos na revolução que fizeram parte da unidade, mais como estas informação não são precisas nos boletins da unidade gostaria de saber se a sociedade de veteranos possui em seus arquivos estas informações para que possa ser prestada a justa homenagem aos nossos heróis de 32.

Se o senhor preferir pode entrar em contato direto com Subtenente Mauro do 4º BIL 3608-4511, que nos copia neste e-mail, para maiores detalhes.

Desde já muito obrigado pela atenção.

Rubens Neves

“NOS TEMPOS DE PAZ OS SOLDADOS SÃO IGNORADOS E DEUS É ESQUECIDO"

NOS TEMPOS DE GUERRA OS SOLDADOS SÃO SOLICITADOS E DEUS É ACLAMADO"



2 011 : - SÁBADO

Levanto muito tarde neste sábado. As emissoras de rádio e televisão anunciam a morte da atriz GEÓRGIA GOMIDE. Socorro-me da internet para procurar dados da atriz, de 73 anos de idade.

Geórgia Gomide se chama Elfriede Helene Gomide Witecy. Nasceu nos Jardins, em São Paulo, em 17 de agosto de 1937. Na família havia artistas, entre os quais o pintor Gomide, de fama internacional. Seu avô, por parte de mãe, era Desembargador e Ministro de Estado, na Suíça. E por parte do pai a família era da Alemanha e Rússia. Eram também matemáticos, cultos. Elfriede, porém, não se interessava por nada disso. O que queria, em pequena, era brincar, praticar esportes, nadar. Bastante jovem e já freqüentava diariamente o importante Clube Pinheiros, de São Paulo, e ganhou o título de "A mais bela esportista". Ganhou, como prêmio, um apartamento que, segundo ela, nunca lhe foi entregue. Por ser muito linda, chamou logo a atenção de Fernando Severino, Diretor Comercial da Televisão Tupi. E ela foi contratada como atriz. A primeira peça que fez foi "Os filhos de Eduardo" no qual dizia apenas: "Bom dia, como vai ? ". E foi aquele nervosismo. Mas aí começou a fazer um Grande Teatro atrás do outro. Era tudo ao vivo e tudo em preto e branco. Mas foi uma beleza, para a jovem esportista. Sua ascensão foi rápida. Logo outros teatros: "Gimba", "Srta. Julia" , "Moral e Concordata" , "Calúnia", onde fazia uma professora homosexual. Eram tele-teatros grandes, importantes. Na verdade, porém, o que foi sua grande sorte foi a participação na novela "Tereza", onde fazia uma figura tão má, que chegou a apanhar na rua. Daí para o sucesso foi um passo. E isso chegou quando fez o papel título em "Ana Terra", novela adaptada do livro de Érico Veríssimo. Esse foi o ápice de sua carreira, onde esquecendo sua vaidade e elegância, fazia uma "bugra", uma mulher que se vestia de farrapos, e tinha sempre um rifle às costas. Isso aconteceu na TV Excelsior. Na TV Record fez "As Pupilas do Senhor Reitor". E, de volta à Tupi fez "Éramos Seis". Já na Globo fez sucesso com a novela "Vereda Tropical", onde fazia uma mulher extrovertida, alegre, bonita. Geórgia Gomide também fez muito teatro e muito cinema. Em teatro fez: "O estranho casal", "O vison voador", "Sete mulheres em mim", com o psicólogo e médium Gasparetto, e onde, de certa forma, vivenciava situações de sua própria vida. E fez outras peças. Aliás, na vida de Geórgia houve de tudo: esporte, arte, beleza, amor, fama. Só não houve casamento. Geórgia teve um filho, mas não se casou. Teve Daniel, hoje um rapaz, que é seu grande amigo, sua razão de viver. Geórgia Gomide tem também um irmão, que hoje vive nos Estados Unidos, e que ela ama demais. Freqüentadora da Igreja Católica Carismática, Geórgia Gomide é ainda bonita e elegante e só o que quer é que a chamem para trabalhar, que é o maior prazer de sua vida.

Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide, (São Paulo, 17 de agosto de 1937 — São Paulo, 29 de janeiro de 2011) foi uma atriz brasileira. Geórgia Gomide trabalhou na TV Tupi, TV Excelsior, TV Record, TV Globo e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo seus maiores sucessos foram como a dona da cantina italiana Bina em Vereda Tropical de Carlos Lombardi e a maquiavélica Donana na novela de Ivani Ribeiro Hipertensão, além das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos. Em Calúnia (teleteatro de 1963 na TV Tupi) protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, escandalizando a sociedade ao representar uma professora lésbica. Morreu dia 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada. Trabalhos na televisão; - 1963 Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec .... Denise - 1964 A Gata - Zulima (TV Tupi) - 1964 Gutierritos, o Drama dos Humildes - Helena (TV Tupi) - 1964 O Sorriso de Helena - Elvira (TV Tupi) - 1964 Quem Casa com Maria? - Carla (TV Tupi) - 1965 A Outra - Lúcia (TV Tupi) - 1965 O preço de uma vida - Luciana (TV Tupi) - 1965 Teresa - Teresa (TV Tupi) - 1966 Calúnia - Angélica (TV Tupi) - 1966 Redenção - Helena (TV Excelsior) - 1967 Estrelas no Chão - Telma (TV Tupi) - 1967 O Tempo e o Vento - Ana Terra (TV Excelsior) - 1968 A Última Testemunha - Mirtes (Rede Record) - 1969 Algemas de Ouro - Roberta (Rede Record) - 1970 As Pupilas do Senhor Reitor - Clara (Rede Record) - 1971 A Fábrica - Ângela (TV Tupi) - 1972 A Revolta dos Anjos - Laura (TV Tupi) - 1972 Signo da Esperança (TV Tupi) - 1973 Divinas & Maravilhosas - Heloísa (TV Tupi) - 1975 Ovelha Negra - Sofia (TV Tupi) - 1977 Éramos Seis - Clotilde (TV Tupi) - 1978 Aritana - Lígia (TV Tupi) - 1979 Gaivotas - Débora (TV Tupi) - 1982 Nem Rebeldes, Nem Fiéis (TV Cultura) - 1984 Vereda Tropical – Bina - 1985 Uma Esperança no Ar (SBT) - 1986 Hipertensão – Donana - 1988 Olho por Olho - Ana Paula Falcão (Rede Manchete) - 1990 Mico Preto – Herotildes - 1992 Anos Rebeldes – Zuleika - 1992 Despedida de Solteiro - Cartomante (participação especial) - 1994 Quatro por Quatro – Laura - 1995 Tocaia Grande - Ludmila (Rede Manchete) - 1996 Irmã Catarina – Laura - 1997 Por Amor e Ódio - Teresa (Rede Record) - 1998 Você Decide - episódio: Minhas Caras Amigas (1998) - 1999 Louca Paixão - Joana Soares (Rede Record) - 1999 Tiro e Queda - Conceição (Rede Record) - 2000 Uga Uga – Gerda - 2001 O direito de nascer - Luísa (SBT) - 2002 O Quinto dos Infernos – Aurora - 2005 Malhação - Mamma Francesca. Trabalhos no cinema: Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989) - O Médium (1983) - Renúncia (1982) - Sexo, Sua Única Arma (1981) - Chão Bruto (1976) - O Sexo Mora ao Lado (1975) - Exorcismo Negro (1974) - A Super Fêmea (1973) - Corisco, o Diabo Loiro (1969) - Quatro Brasileiros em Paris (1965) - Mord in Rio (1963)



Por determinação do secretário da Segurança Pública de São Paulo, ANTONIO FERREIRA PINTO, o Comando Geral da Polícia Militar afastou hoje a equipe das Rondas Ostensivas TOBIAS AGUIAR (ROTA) envolvida na ação que acabou com a morte do garçom RUÁN RODRIGO DA SILVA ARAÚJO, de 19 anos, na noite de quinta-feira (dia 27), na ACLIMAÇÃO, região central. Na versão dos policiais, o jovem teria reagido a uma abordagem da ROTA na Rua dos Estudantes, após supostamente ter participado do assalto a um restaurante coreano na região. Testemunhas e a família, no entanto, dizem que ele estava desarmado e não teria reagido à abordagem da PM. De acordo com a nota da PM a equipe da ROTA “foi afastada das atividades operacionais até que os fatos sejam completamente esclarecidos”. Corregedoria da PM e Polícia Civil investigam o caso. “Reafirmamos a política do Comando no sentido de não compactuar com nenhum tipo de irregularidade e ser implacável na apuração dos desvios de conduta”, diz a nota. Segundo as testemunhas que presenciaram a morte de RUÁN, eram 21:45 horas de quinta-feira e a rua estava cheia de crianças e moradores. Todos relatam que quando a viatura da ROTA se aproximou, o garçom saiu correndo Nesse momento, levou um tiro na perna e caiu. Depois, dizem as testemunhas, a ROTA teria atropelado o rapaz, que ainda levou mais dois tiros. RUÁN foi levado pelos próprios PMs para o PS VERGUEIRO, onde já chegou morto. A viatura deixou o local e não havia marcas de tiros na porta, como depois se constatou. O delegado RENATO FELISONI, do 5º Distrito Policial, investiga a participação de RUAN no assalto ao restaurante coreano e a uma unidade do FRANZ CAFÉ. A mãe do rapaz alega que ele estava em casa na hora dos assaltos.



A arquiteta ADRIANA VILLELA, acusada de mandar matar o pai, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), JOSÉ GUILHERME VILLELA, a mãe e a empregada da família, deixou o presídio feminino do GAMA no final da tarde. O crime aconteceu no apartamento do casal, em BRASÍLIA, em agosto de 2009. Mas ela foi presa na quinta-feira, no RIO, onde passava férias. Foi beneficiada por um hábeas corpus da Justiça do Distrito Federal. Abatida, não quis dar declaração.



O humorista e deputado federal FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA, o TIRIRICA, deverá deixar amanhã o hospital. A previsão de alta foi divulgada pela assessoria do político. Ele foi submetido a cirurgia para a retirada de pedras na vesícula na última sexta-feira, no hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO. A cirurgia durou uma hora e TIRIRICA passa bem.



Moradores do bairro NAZARÉ, em BELÉM, foram surpreendidos nesta tarde com o desabamento de um prédio que estava em construção. Segundo a Defesa Civil do PARÁ, ao menos cinco pessoas estão sob os escombros. Duas casas vizinhas foram atingidas e duas pessoas saíram feridas. O edifício esta sendo erguido e deveria contar com dois apartamentos por andar, no valor de 550 mil reais cada. A Defesa Civil informa que há divergências sobre a altura do prédio e ao número de pavimentos projetados. O imóvel ficava entre as avenidas MAGALHÃES BARATA e Governador JOSÉ MALCHER.



Um acidente em MINAS GERAIS provocou cinco mortes e feriu 12 ontem. A colisão envolveu 13 carros de passeio, uma moto e um caminhão e uma carreta no Anel Rodoviário, sentido VITÓRIA (ES) na altura do bairro BETÂNIA, na região oeste de BELO HORIZONTE. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a carreta desceu desgovernada e bateu nos outros veículos, deixando alguns totalmente destruídos. Uma menina de quatro anos está em estado grave. Ela é uma das vítimas encaminhadas ao pronto atendimento. Uma outra criança da família, que tinha dois anos, morreu no local do acidente. A carreta, com placa de MATO GROSSO DO SUL, estava carregada de cereal. Dois helicópteros trabalharam no resgate às vítimas.



Não foi nada fácil para KIM CLIJSTERS A tenista belga precisou correr muito para vencer de virada a chinesa NA LI, espantar a zebra e conquistar o título do AUSTRALIAN OPEN, realizado em MELBOURNE. A decisão de hoje terminou em 2 sets a 1 depois de duas horas de intensa disputa. O resultado colocou CLIJSTERS novamente no segundo lugar do ranking da WTA, que estava nas mãos da russa VERA ZVONAREVA. E garantiu o quarto GRAND SLAM para a carreira da ex-namorada do também tenista LLEYTON HEWITT, o primeiro dele conquistado fora de NOVA YORK – a belga é tricampeã do US OPEN. O triunfo de hoje também simbolizou a grande fase pela qual passa CLIJSTERS desde que retornou às quadras, em 2009, depois de ter ficado afastada por dois anos. A cada competição, ela mostra que voltou com ainda mais força. Venceu 27 de 29 jogos de GRAND SLAM e ganhou oito de nove finais disputadas. Os títulos mais importantes foram o US OPEN em 2009 e em 2010 (ela havia ganhado o torneio pela primeira vez em 2005) e também o MASTERS em 2010. Seu único vice-campeonato durante esse período foi no TORNEIO DE SYDNEY, há três semanas, no qual perdeu a final justamente para NA LI.



O vice-governador da província de KANDAHAR, ABDUL LATIF ASHNA, morreu hoje no AFEGANISTÃO em um ataque suicida. De acordo com autoridades afegãs, ele foi atingido quando seguia em direção ao trabalho e o comboio acabou surpreendido. O porta-voz do Ministério do Interior afegão, ZEMERY BASHRY, afirmou que o suicida estava em uma moto. Três ficaram feridos.



O suicida que matou pelo menos 35 pessoas em uma explosão no principal aeroporto internacional de MOSCOU, no último dia 24, tinha 20 anos e era nativo do norte do CÁUCASO. O porta-voz do comitê de investigações, VLADIMIR MARKIN, afirmou que ele foi identificado, mas o nome não será divulgado durante apuração do caso.



Pressionado pelos protestos que há cinco dias sacodem as principais cidades do EGITO, o ditador HOSNI MUBARAK indicou o chefe de segurança do seu governo para o cargo de vice-presidente. É a primeira vez em 30 anos, desde que ele assumiu o poder, em 1981, que o cargo é preenchido. OMAR SULEIMAN foi empossado hoje. A medida é parte da estratégia do ditador para controlar a crise política que o país vive. Mais cedo, todos os ministros de MUBARAK renunciaram. AHAMAD SHAFIQ, designado o novo primeiro-ministro do país, recebeu de MUBARAK a missão de formar um novo governo. Uma “importante reunião política” aconteceria hoje, informou a rede de TV AL JAZEERA. As mudanças, no entanto, não parecem ter agradado os manifestantes que voltaram hoje a protestar nas ruas das principais cidades do EGITO. Novos confrontos com o Exército foram registrados nas ruas do CAIRO, especialmente na Praça TAHRIR. Tiros teriam sido disparados contra manifestantes que tentavam invadir o Ministério do Interior e o Banco Central. Pelo menos três pessoas morreram. Fortes enfrentamentos entre as forças de segurançae e a população também foram registrados em ALEXANDRIA. O número de mortos nos confrontos passa de 40 e deve aumentar. Dezenas de corpos foram levados para o hospital de EL DAMARDASH, no CAIRO. Ao menos 2 mil manifestantes ficaram feridos desde sexta-feira, muitos em estado grave.



Faleceu o ex-ministro e advogado RAPHAEL DE ALMEIDA MAGALHÃES, aos 80 anos. Na noite deste sábado passou mal e morreu em sua casa, na zona sul do RIO. Nasceu em BELO HORIZONTE em 1930, filho de um advogado que na década de 1940 se opunha a GETÚLIO VARGAS. Foi no RIO DE JANEIRO que se radicou e fez carreira profissional. Entrou para os meios políticos. Formado em Direito pela PUC, começou trabalhando no escritório do pai enquanto se aproximava da política. Filiado à União Democrática Nacional – UDN – RAPHAEL se tornou vice-governador do antigo Estado da GUANABARA na gestão de CARLOS LACERDA, iniciada em dezembro de 1960. Fiel à linha udenista, ele apoiou o golpe militar contra o presidente JOÃO GOULART, em 1964, mas foi se afastando dos golpistas. Com a renúncia de LACERDA, RAPHAEL assumiu o governo por um mês e meio. Recusou-se em seguida a prorrogar sua permanência no cargo. Manteve-se na política como deputado federal, tendo sido preso em 1968, após criticar o endurecimento do regime militar com a edição do ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO. Mesmo escapando da cassação, ele se afastou da política. Após um período dedicado somente à paixão pela advocacia, voltou à cena no governo do presidente JOSÉ SARNEY. Já filiado ao PMDB, foi ministro da Previdência entre fevereiro de 1986 a outubro de 1987. RAPHAEL continuou fazendo política ao participar das discussões de interesse nacional e do Estado do RIO, mas passou a se dedicar mais e mais ao Direito. Também integrava o conselho de administração do Grupo EBX, do empresário EIKE BATISTA.



Faleceu o advogado ALFREDO RAMOS NOVAES, aos 72 anos. A formação é de advogado, mas, antes, o ALFREDINHO, já havia se tornado um mestre na arte do xadrez. Campeão estadual na década de 1960. O jogo entrou na vida dele quando ainda era jovem. Aos 13 anos, ficou quadriplégico quando brincava na água na casa dos avós. Passou os três anos seguintes nos ESTADOS UNIDOS tentando recuperar o movimento dos braços e pernas. Na volta ao país, o jogo se tornou sua atividade e chegou a presidir o Clube de Xadrez de MARÍLIA, onde vivia. Ele é filho do empresário que criou a área TÁXI AÉREA MARÍLIA, que vendida em 1967, deu origem a TAM.



Morreu GILBERTO SCARPA, apresentador de TV. Nascido numa família acostumada a badalações e à exposição na mídia, em 1983, o ex-modelo GILBERTO SCARPA deixou claro, em agosto do ano passado, que não teria dificuldades para assumir a função de apresentador do programa “BRASIL BITES”, do canal por assinatura EL ENTERTAINMENT TELEVISION. Como o quadro era voltado justamente à cobertura do mundo de artistas e demais celebridades, o rapaz explicou que pretendia ler mais sobre o assunto, mas, como membro da família SCARPA, já vivia nesse meio. Tanto que chegou a falar de amigos em programas que apresentou. Será enterrado amanhã em CAMPINAS.



A mulher encontrada sob os escombros do prédio em construção que desabou nesta tarde em BELÉM, será identificada por meio de exame de DNA. Pelo menos outros três operários continuam desaparecidos. A busca por vítimas será feita durante todo o domingo com ajuda de cães farejadores. O número de pessoas soterradas ainda é incerto. O prédio estava em construção.



O DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica:

Transferindo

para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj PM 810366-6 Nilton Sérgio de Mattos - APMSSP - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-101/11 - Pr. 2.438/11).._,_.___

NILTON SÉRGIO DE MATTOS nasceu em 22 de fevereiro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Promoções: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções.



O comediante norte-americano DAVID FRYE, que ficou famoso nos anos 1970 e 1970 por suas imitações dos presidentes RICHARD NIXON e LYNDON JOHNSON e outras figuras políticas, morreu neste sábado, aos 77 anos, em decorrência de ataque cardiopulmonar. FRYE se apresentava em programas de TV com o SHOW DE ED SULLIVAN e THE TONIGHT SHOW, com JOHNNY CARSON.



2 012 : - DOMINGO

Meus arquivos são atualizados no decorrer deste domingo. Elaboro, para o jornal “32 DE MOVIMENTO”:

PALAVRAS DO PRESIDENTE

JANEIRO DE 2012

O leve bater das asas de uma andorinha pode causar um vendaval de acordo com a teoria do caos. Mas sempre precisamos ter o controle nas mãos. Assim foi com a criação do nosso jornal eletrônico “32 EM MOVIMENTO”.

Uma mensagem de nossa associada FRANCES DE AZEVEDO, em fins de 2010, solicitando a criação de um jornal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, causou toda essa tempestade de idéias. Levada a sugestão para a dupla dinâmica - CAMILA, nossa Diretora de Comunicação Social, e MARKUS, diretor do Cerimonial -, surgiu, com dedicação ímpar, o “32 EM MOVIMENTO” no dia 25 de janeiro de 2011. O impacto causado veio gerar a aplicação da TEORIA DO CAOS no MMDC. Essa teoria é o estudo de sistemas dinâmicos complexos não lineares. A constante alteração no clima é um exemplo de um sistema dinâmico não linear. Propõe que os eventos sejam tão aleatórios que parecem não ser governados por nenhuma lei. Ainda que sob este aparente caos reina uma ordem imprópria.

A globalização aproxima as pessoas. Qualquer parte do planeta pode receber uma mensagem. O IDEAL DE DIREITO da EPOPÉIA DE 32 passou a ser mundialmente compartilhada. Os avanços da informática transformaram completamente o conceito da nossa querida Sociedade. A modificação do MMDC dos princípios dos anos 2000 para os momentos de hoje é gritante. A idéia de separatismo de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 32 é coisa do passado. O mundo, hoje, através da informática, sabe perfeitamente que o Brasil queria se livrar do ranço da ditadura VARGAS, lutando pela reconstitucionalização da Nação e nada mais.

Nosso jornal eletrônico trouxe, em 2011, a idéia de criação de um núcleo de correspondência pelo Professor JEFFERSON BIAJONE, de ITAPETININGA. Projeto ousado, fugindo de um sistema não linear, que deveria ser abraçado pela Sociedade, pois era esse o futuro de uma Entidade que não poderia mais se sujeitar a uma rotina enfadonha de transmitir aos pósteros, com muita dificuldade, os feitos e os fatos da EPOPÉIA DE 32. Em pouco tempo surgiria o segundo núcleo, o de PIRACICABA, sob a presidência de EGYDIO TISIANI, que foi orientado pelo BIAJONE na funcionalidade e nos propósitos estatutários da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

A instituição passou a ser conhecida em outros países, segundo as estatísticas demonstradas pelo sistema “google”. E de uma maneira vertiginosa, tal qual o farfalhar da asa da andorinha que criara um vendaval. Sim, os princípios que norteiam nossa associação são conhecidos globalmente, embora existam céticos que não acreditam no fenômeno. Os ideais dos heróis de 32 são transmitidos para o mundo. Dizia o nosso poeta PAULO BOMFIM “Do culto da epopéia máxima surge das trincheiras do tempo o jornal 32 celebrando nossos mortos, São Paulo estará mais vivo do que nunca”.

Mas a coisa não ficou somente em ITAPETININGA e PIRACICABA. Surgiu o Núcleo de Correspondência de ITAPIRA, sob a presidência de um jovem de 22 anos, ERIC LUCIAN APOLINÁRIO e, bem mais recente, em 22 de janeiro de 2012, o Núcleo de SÃO VICENTE, com mais um jovem, agora de 20 anos.

Quando na PRAÇA DA SÉ, em 22 de janeiro deste ano, reuníamo-nos para anunciar a Abertura do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista de 1932, lá estavam CAMILA, MARKUS, ERIC e o jovem GUILHERME de SÃO VICENTE, juntos com nossos associados que entendem perfeitamente a abrangência da estrutura montada neste 2012.

É uma mentalidade nova que vem se somar com a maturidade dos nossos poucos combatentes de 32 (45 no total) na luta pelos mesmos princípios daquela época que hoje distancia 80 anos de nós. Mas a novidade principal em tudo isso é que essa plêiade de jovens luta pela moralização da nossa Nação. Todos são voluntários, não ganham nada com essa nova revolução que estamos encetando. Uma revolução no mundo das idéias, combatendo a corrupção desenfreada que passou a ser até banal, pois todos usam hoje a “Lei de GÉRSON”. Quem ganha com isso é o Brasil, com a conservação do passado nas mãos jovens dos idealistas que eternizam no mundo o que de melhor se pode pensar no JUBILEU DE CARVALHO da Revolução de 32.

Jovens como RODRIGO DELLA ROSA, DOUGLAS DO NASCIMENTO, ARTHUR PASCHOAL precisam, pois também são frutos de uma mentalidade sadia, que propugna pela perpetualidade de 1932, se unir definitivamente à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fazem parceria conosco, mas o ideal é se juntar a nós, já que a UNIÃO FAZ A FORÇA.

Vamos melhorar esta Sociedade, que em 2004 esteve às portas da falência e que se ergueu pela coragem de um jovem de 32, GINO STRUFFALDI. Há um divisor de águas no MMDC. Pode-se falar, sem sombra de errar, que há o antes e o depois de GINO. Em 2005, quando GINO assumiu a presidência se dizia que a Sociedade era a moderna FÉNIX, que renascera das cinzas. Nasceram os núcleos da LAPA, GUARULHOS, ZONA LESTE, BUTANTÃ, BOTUCATU, ITAPEVA, inclusive um núcleo maçônico. Foi ele presidente por seis anos, deixou um legado de grandes projetos que devem ser levados avante e isso o faremos, com o apoio de uma mentalidade jovem, que se une aos heróis de 32, para a concepção de uma nova teoria, aproveitando as ferramentas da informática, coisa que até então não acontecera nesta Sociedade.

E o importante de tudo isso é que os nossos associados comungam com a transição que está acontecendo, principalmente os participantes da COFAM, uma Comissão dos Familiares dos Heróis de 32, criada em 9 de julho de 2010, que deverá ser o futuro desta Sociedade. Os descendentes dos veteranos deverão ocupar os lugares deixados pelos abnegados voluntários de um tempo que não morreu, que nunca morrerá, pois traz no bojo um legado sadio de princípios que o Brasil de hoje precisa acima de tudo. i



ARTHUR PASCHOAL mantém contato telefônico comigo. Quer criar o NÚCLEO MMDC SUL, mas não quer se atrelar aos regulamentos que guiam os passos dos núcleos. Vamos estudar essa situação na reunião de 11 de fevereiro da COFAM.



Leio uma reportagem interessante sobre “O CURADOR DO MUSEU DOS CRIMES QUE MARCARAM SP” – Policial aposentado, MILTON BEDNARSKI prendeu criminosos como o BANDIDO DA LUZ VERMELHA. A reportagem de BRUNO PAES MANSO começa dizendo que “Ele já foi chamado de fetichista da morte, mas não liga. No fundo, até simpatiza com a alcunha. MILTON BEDNARSKI, de 82 anos, enxerga as histórias de crime que coleciona como obras de arte. São investigações das quais participou quando estava na ativa ou tragédias sangrentas cujas fotos e narrativas ele expõe no MUSEU DO CRIME, no centro que leva seu nome. São casos de esquertejamentos, estupros, parricídios e crimes cometidos por tarados e assassinos loucos desde o século passado. Nascido em 1929, na Rua da Glória, no BOM RETIRO, BEDNARSKI cresceu em meio à colônia italiana, vizinho de uma casa que havia sido palco de um crime que escandalizou a cidade em 1917. Nela, morava a família de um italiano que passou a se relacionar com a própria filha depois que ficou viúvo. O incesto gerou dois filhos, que, quando nasceram, foram emparedados no muro da casa deles. Quando a polícia descobriu o crime e tirou a foto no cenário da tragédia, a mãe e a avó de BEDNARSKI aparecem na imagem, entre os curiosos.



Em mais um desempenho irregular do time, que ainda sente problemas físicos e técnicos neste início de temporada, o CORINTHIANS precisou de um gol “achado” de ÉMERSON SHEIK para vencer o LINENSE por 1 a 0, nesta tarde, no PACAEMBU. Mais do que uma vitória para permanecer com 100% de aproveitamento no PAULISTA, o técnico TITE esperava evolução do conjunto, depois de desempenhos apenas regulares contra MIRASSOL e GUARATINGUETÁ. E foi o que se viu nos primeiros minutos. Mas depois o CORINTHIANS diminuiu o ritmo. No segundo tempo jogou mais devagar ainda. Somente aos 34 minutos é que ÉMERSON aproveitou rebote do goleiro DOUGLAS e mandou a bola para a rede em chute quase sem ângulo. Já o PALMEIRAS ficou apenas no empate de 1 a 1 frente ao CATADUVENSE. A equipe jogou mal e apenas a derrota não aconteceu e a invencibilidade no torneio foi mantida (uma vitória e dois empates). No jogo PAULISTA 1 x SANTOS 1, ALAN KARDEC salvou o PEIXE de uma derrota. O time reserva do SANTOS também manteve a invencibilidade no campeonato. Os times de CAMPINAS venceram e conseguiram um salto na tabela com os jogos de hoje. Jogando fora de casa, a PONTE PRETA venceu o MOGI MIRIM (3 a 1) e alcançou o quarto lugar. No Estádio BRINCO DE OURO, o GUARANI não teve dificuldades para bater o ITUANO por 2 a 0 e alcançar o sexto posto.



DJOKOVIC ganhou o ABERTO DA AUSTRÁLIA com vitória inesquecível sobre NADAL. Com o troféu nas mãos, alguns minutos depois de derrotar RAFAEL NADAL, NOVAK DJOKOVIC disse: “É realmente uma pena esse jogo não ter dois vencedores.” Essas palavras podem parecer mero exercício de diplomacia do sérvio, mas não são. Ele estava sendo sincero e qualquer um dos milhões de fãs de tênis que viram a partida ao redor do mundo sabem disso. A decisão do primeiro GRAND SLAM de 2012 foi uma das maiores batalhas da história do esporte, um duelo que levou DJOKOVIC e NADAL ao limite de suas forças físicas e mentais e que, no fim de quase seis horas de luta, premiou o sérvio com a taça.



A cantora RITA LEE foi detida ontem à noite em BARRA DOS COQUEIROS, a 2 km de ARACAJU, por xingar policiais militares durante seu show no Festival de Verão SERGIPE 2012. Ela foi solta pouco depois. O delegado FERNANDO MELO disse que vai definir amanhã a tipificação do crime que RITA pode ter cometido. “Desacato aos policiais, apologia ao crime, ainda não sei. Vou analisar o caso com calma. Já pedimos as imagens do que aconteceu”, afirmou o delegado. RITA LEE fazia o que anunciou como seu show de despedida (ela dissera dias antes que, por motivo de saúde, aquela seria a última apresentação ao vivo) quando PMs revistando pessoas que estariam fumando maconha na platéia. A partir daí, RITA teria começado a agredir os policiais verbalmente usando termos como “cachorros” e “filhos da p...”. Ao fim do show, segundo o delegado MELO, os policiais apresentaram a RITA uma intimação para que fosse à delegacia hoje pela manhã. Ela se recusou e foi conduzida ao distrito contra sua vontade.



As famílias de desaparecidos no desmoronamento de três prédios no centro do RIO entrarão amanhã no quinto dia de vigília sem saber o que esperar da conclusão da operação de resgate. Hoje, o comandante dos bombeiros, CORONEL SÉRGIO SIMÕES, admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de que algumas vítimas jamais sejam encontradas. O número oficial de mortos até a noite era de 17 pessoas, quatro delas sem identificação. Foram encontrados também, misturados ao entulho retirado do local, restos humanos. Os exames de DNA para identificação de vítima começarão amanhã. “Existe a possibilidade de (corpos) terem sido carbonizados. Nesse caso, não estamos mais procurando corpos, mas ossos, dentes”, lamentou SÉRGIO SIMÕES. Entre as famílias que seguem sem notícias, a sensação é de que o tempo parou.



O ator THIAGO FRAGOSO, que despencou com a atriz DANIELLE WINITS de uma altura de 5 metros durante cena do musical XANADU, no RIO, na noite de ontem, está internado na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, com cinco costelas quebradas. O hospital informou que seu estado é estável. Não há previsão de alta. DANIELLE machucou a boca e está na Clínica SÃO VICENTE. Duas pessoas que estavam na platéia do TEATRO OI CASA GRANDE saíram com hematomas e escoriações. A peça está suspensa e o dinheiro de quem comprou ingresso será devolvido. THIAGO e DANIELLE faziam um sobrevôo na platéia quando os cabos de aço que os sustentavam se romperam. Uma perícia vai tentar descobrir a causa.



O Exército sírio lançou hoje uma ofensiva militar para retomar o controle de quatro subúrbios de DAMASCO. Desde a sexta-feira, dia 27, ERBEEN, SAQBA, HAMMOURIYA e KFAR BATNA estão sob controle de grupos armados contrários ao ditador BASHAR ASSAD. Segundo a oposição, 29 dissidentes e 18 soldados morreram. Cerca de 2 mil soldados entraram nos subúrbios a leste de DAMASCO, apoiados por tanques e outros veículos de combate. Alguns dos confrontos ocorreram a menos de quatro quilômetros da capital. Outro ponto de conflito é a cidade de RANKOUS, a 30 km de DAMASCO. Sitiado por tanques de ASSAD, o local tem sido bombardeado regularmente. Os combates vitimaram 33 pessoas nos últimos três dias. Desde a quinta-feira, dia 26, quando o regime retomou com mais força a ofensiva contra a oposição, estima-se que mais de 150 pessoas morreram no país. Ainda hoje, na cidade iraquiana de IRBIL, 200 membros de partidos do CURDISTÃO sírio se reuniram para discutir meios de apoiar a revolta contra ASSAD. Segundo ABDUL BAQI YOUSSEF, do Partido Unionista Curdo da SÍRIA, o encontro serviu para formalizar a criação do Conselho Nacional Sírio Curdo, que vai coordenar ações contra o regime com a oposição.



Quase 500 crianças se fantasiaram imitando o líder pacifista indiano MAHATMA GANDHI hoje na tentativa de quebrar um recorde em KOLKATA, na ÍNDIA. Organizações não governamentais realizaram o evento com a participação de 485 crianças carentes, em uma marcha pacifista marcando os 64 anos da morte de GANDHI, em 30 de janeiro de 1948. O último recorde de pessoas reunidas vestidas de GANDHI foi alcançado em junho de 2010, com 255 estudantes de COIMBATORE, também na ÍNDIA, informou ao jornal THE TIMES OF INDIA, um representante do livro dos recordes GUINNESS presente ao local.



O navio COSTA CONCÓRDIA, que naufragou na costa da ILHA DE GIGLIO, na ITÁLIA, deverá permanecer no local de sete a dez meses antes de ser rebocado, segundo o chefe da Defesa Civil italiana, FRANCO GABRIELLI. Segundo ele, serão necessários dois meses para definir o que fazer com a embarcação, antes de começar a desmontá-la ou rebocá-la. Após essa análise, podem ser necessários até dez meses para a retirada completa do navio. O mau tempo e o mar agitado suspenderam os trabalhos de resgate no fim de semana. A retirada das 2,3 mil toneladas de combustível também está parada e pode levar de três semanas a um mês, segundo a companhia holandesa SMIT, responsável pela operação. O risco de o navio deslizar a ponto de naufragar completamente é pequeno, já que a embarcação está estável – com um dos lados repousados a 20 metros de profundidade. Ontem foi identificado o corpo da peruana ERIKA FANI SORIA MOLINA – a 17ª vítima do naufrágio. Ela trabalhava no cruzeiro. Quinze pessoas ainda estão desaparecidas.



Morreu OSCAR LUIGI SCALFARO, ex-presidente italiano, em ROMA, aos 93 anos. Ele esteve à frente do cargo por sete anos (1992-1999) e combateu a COSA-NOSTRA – máfia siciliana.



2 013 : - TERÇA-FEIRA

Caderno METRÓPOLE de O ESTADO DE SÃO PAULO – UM DIA APÓS TRAGÉDIA, POLÍCIA PRENDE 4 E JUIZ BLOQUEIA BENS DE DONOS DE BOATE. Casa estava superlotada no momento do incêndio. Delegado confirma que sinalizador foi a causa do fogo. Justiça bloqueia patrimônio dos donos. Só em um cemitério, 82 jovens são enterrados. 75 ainda correm risco de morrer. Marcha reúne 15 mil.

Um dia após a tragédia que matou 231 pessoas e feriu 129 em SANTA MARIA (RS), quatro pessoas foram presas: dois sócios da boate KISS e dois integrantes da banda que se apresentava no momento do incêndio. Três deles – o empresário ELISSANDRO SPOHR, o vocalista MARCELO DE JESUS DOS SANTOS e o carregador de instrumentos LUCIANO BONILHA – haviam saído da cidade, por medo de serem linchados, e foram detidos de manhã. O outro sócio da boate, MAURO LONDERO HOFFMANN, se apresentou à polícia à tarde e também foi preso. SPOHR estava em CRUZ ALTA, a 132 km de SANTA MARIA. SANTOS e BONILHA foram encontrados em MALTA, a 80 km. BONILHA é acusado de acender o “SPUTNIK”, fogo de artifício que solta faíscas brilhantes e deu início ao fogo. À polícia, no entanto, ele não admitiu tê-lo acionado. “O que temos de concreto é que o sinalizador foi usado e as portas não deram vazão à saída das pessoas”, disse o delegado MARCELO ARIGONY. Segundo ele, a prisão temporária das quatro pessoas contribuirá para a investigação. Os sócios da boate são acusados de não apresentar imagens das câmeras de segurança nem registro do caixa, que poderiam configurar a superlotação da casa – com capacidade para mil pessoas, a polícia estima que a KISS abrigava 1,5 mil na hora do incêndio. Já os músicos foram detidos por terem saído da cidade. “Se eles forem os responsáveis, serão punidos. Foram presos para investigação”, afirmou. À noite, o juiz de SANTA MARIA, AFIF JORGE SIMÕES NETO, acatou podido da Defensoria Pública gaúcha para tornar indisponíveis o patrimônio dos sócios. O objetivo é garantir eventuais indenizações às famílias dos mortos e das pessoas que sofreram danos físicos e morais. Ontem, só no Cemitério Ecumênico Municipal de SANTA MARIA 82 jovens foram enterrados. As covas foram cavadas por 150 soldados do Exército, antes de o sol nascer. Nas ruas da cidade, quase todas as lojas tinham uma fita preta na porta, em luto pelos mortos. À noite, 15 mil pessoas vestidas de branco caminharam silenciosamente da boate ao ginásio onde os corpos foram velados. O protesto foi organizado por estudantes da Universidade Federal de SANTA MARIA. Participaram também centenas de voluntários de várias partes do País que se revezam em diferentes áreas para ajudar as famílias das vítimas. De acordo com o ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA, 75 feridos ainda estão em estado crítico nos hospitais. E a pneumonia química ameaça mesmo quem conseguiu escapar, mas teve contato com a fumaça tóxica. Em BRASÍLIA, a presidente DILMA ROUSSEFF cobrou mais fiscalização em locais fechados com concentração de pessoas. E o presidente da Câmara, MARCO MAIA, disse que vai criar uma comissão para redigir proposta de lei nacional de segurança em edificações.





Evelson de Freitas/AE - "15 mil pessoas fizeram marcha silenciosa pelas ruas de Santa Maria": A utilização de espuma no isolamento acústico da casa noturna Kiss violava a lei municipal de prevenção e proteção contra incêndios de Santa Maria. Apesar disso, o estabelecimento recebeu alvará de funcionamento da prefeitura da cidade e tinha válido, até novembro, o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. A legislação do município estabelece que é "vedado o emprego de material de fácil combustão e/ou que desprenda gases tóxicos em caso de incêndio em divisórias, revestimento e acabamentos". A regra vale para "estabelecimentos de reunião de público, cinemas, teatros, boates e assemelhados". Além de proibir o uso de materiais inflamáveis, a Lei 3.301, de 1991, ainda obriga casas noturnas a ter alarmes de incêndio, extintores e uma saída de emergência sinalizada de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A situação da boate Kiss "estava totalmente regular", segundo o prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer (PMDB). "Em relação à fiscalização municipal, estava tudo certo. Não tinha nada de incorreto que tenhamos constatado na Kiss antes da tragédia." A prefeitura pretende, agora, fazer um "pente fino" em todas as casas noturnas da cidade. O comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o coronel Sérgio Abreu, disse à Rádio Gaúcha que as exigências mínimas para emissão do alvará dos bombeiros são extintores de incêndio, sinalização e saídas de emergência adequadas ao público. Abreu entende que a boate Kiss estava em dia com a documentação porque, na data de vencimento do alvará, em novembro, apresentou pedido de renovação. "Tem muita coisa que a legislação já prevê. Mas se as pessoas não têm comprometimento com a lei, não adianta", afirmou o vereador Marcelo Zappe Bisogno (PDT), presidente da Câmara Municipal de Santa Maria. Bisogno pretende debater uma possível mudança na legislação municipal para tentar evitar tragédias como a que ocorreu domingo. "O momento agora é de confortar as famílias, ver como as pessoas feridas estão se recuperando. Eu mesmo perdi 42 amigos e conhecidos no incêndio", disse o vereador. "Quando a poeira baixar, esse assunto será discutido com certeza. Mas propor alguma coisa agora pode soar como oportunismo." Portas. A quantidade e tamanho das saídas de emergência de casas noturnas é regulada pela norma 9.077 da ABNT. Ao elaborar um projeto de saídas de emergência, o engenheiro leva em conta o tamanho do local, a distância até a rua e a chance de um incêndio ocorrer. Um fator, no entanto, é certo: uma única porta para entrada e saída em um ambiente com mais de mil pessoas não é suficiente. "Um projeto de saídas de emergência deve prever o acesso para o Corpo de Bombeiros combater as chamas, retirar as possíveis vítimas e até para a saída voluntária das pessoas. Como pode a mesma porta ser acessível para tudo isso?", questionou o superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil, Paulo Eduardo Fonseca Campos, professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

DOE nº 18 • São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atos do Governador

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR

Decretos de 28-1-2013

Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM:

822263-A Reynaldo Simões Rossi, da PM-6,

822254-1 Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, do 40º BPM/M e

840858-A Francisco Batista Leopoldo Júnior, do 18º BPM/I.



Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM:

822263-A Reynaldo Simões Rossi, no CPA/M-1,

822254-1 Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, no CPA/M-6 e

840858-A Francisco Batista Leopoldo Júnior, no CPI-8.

REYNALDO nasceu em 13 de maio de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. Foi promovido a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1987. Sua promoção a 1º TENENTE é de 25 de agosto de 1989. Não tenho as outras datas de suas outras promoções.

MAURO CÉZAR nasceu em 18 de novembro de 1965 e entrou na PMESP na mesma data que REYNALDO. Também sua declaração a ASPIRANTE a OFICIAL e sua promoções a 2º e 1º tenente são as mesmas do seu colega.

LEOPOLDO nasceu em 10 de maio de 1964 e entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL na mesma turma do REYNALDO e MAURO CÉZAR. Como os outros dois, as datas das promoções a 2º e 1º tenentes coincidem.

Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM:

771285-5 Luiz Eduardo Pesce de Arruda, da DEC para o CPI-2;

790459-2 Maércio Ananias Batista, do CPI-2 para a APMPMSP;

822363-7 Marcelo Afonso Prado, do CPI-6 para a ESSgt;

822413-7 Sérgio de Souza Merlo, do CPA/M-1 para a DEC;

822295-9 Carlos Celso Castelo Branco Savioli, do CPA/M-5 para o CPI-6;

822330-A Helson Lever Camilli, do CPA/M-6 para o CPI-7 e

810345-3 Ieros Aradzenka, do CPI-8 para o CPA/M-5.

O Diário Oficial também publica a transferência da TENENTE-CORONEL PM CREUSA MARCONDES DA SILVA PARRA para a reserva, usufruindo o benefício da promoção a CORONEL. Ela nasceu em 28 de julho de 1962. Entrou para a PMESP em 28 de janeiro de 1983. foi promovida a 2º TENENTE em 27 de outubro de 1988. Alcançou o posto de 1º TENENTE em 25 de maio de 1991. Foi promovida a CAPITÃO em 24 de maio de 1995. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Alcançou o posto de TENENTE-CORONEL em 29 de outubro de 2008.



A manhã foi trabalhosa no computador, principalmente por causa das reportagens sobre a tragédia de SANTA MARIA. Também coloco em meu blog imagens sobre a reunião da COFAM, mandadas ontem pelo ARISTIDES. Chego mais tarde na Sociedade. AMADO RÚBIO chega em seguida. Ele quer ver as imagens da reunião de ontem, mas logo sou chamado pelo OLIVEIRA para ir almoçar. Quando retorno ao MMDC já encontro na porta a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Ela marcou uma audiência no Corpo de Bombeiros com o MAJOR PM SHIRATORI, a respeito da vinda do comandante dos bombeiros de PORTUGAL para uma solenidade no IHGSP. Está conosco o CAPITÃO PM LUIZ PINA, chefe da Seção Administrativa e da Comunicação Social do CBM. O SHIRATORI é Chefe da Divisão de Operações. Doutora NELLY explica que este ano está havendo um intercâmbio entre BRASIL e PORTUGAL e ela quer incluir nesse calendário uma reunião dos bombeiros desses países no Instituto. A logística é estudada, principalmente com relação ao pagamento das passagens aéreas e alojamento. O MAJOR PM SHIRATORI aguardará a chegada do CORONEL PM RENZI, que está de férias, para apresentar a ele tudo o que foi conversado nesta tarde. Também doutora NELLY quer homenagear as mulheres das Forças Armadas e da PMESP no DIA INTERNACIONAL DA MULHER, agora em março. Os bombeiros apresentarão a mulher que estará incluída nessa relação.

Despedimo-nos depois das 17 horas. Não dá para fazer mais nada no MMDC. Retorno a GUARULHOS numa tarde garoenta e um tanto fria.



As chacinas de mercado

29 de janeiro de 2013
2h 10

Arnaldo Jabor - O Estado de S.Paulo

"Viu só? Tá pensando o quê? Batemos o recorde de mortes em São Paulo; não tem Rio, não tem Pernambuco, não tem pra ninguém, meu amigo. Foi o maior índice de homicídios em cinco anos. Cinco mil e trezentas pessoas entre janeiro e dezembro. Os jornais ficam dizendo que há uma crueldade banalizada por nós. Que é isso, 'mermão'?

'Nonada' - não há mais a 'crueldade'. As novas chacinas de São Paulo estão além do bem e do mal. Há crueldade num abatedouro de frangos? Não. Os frangos são decapitados por diligentes carrascos de branco, limpinhos, como num Auschwitz higiênico. Nem nos matadouros há crueldade, apenas operários mal pagos entre mugidos tristes. O mesmo nas chacinas. Ninguém sente nada. E nós nem nos preocupamos em tapar as pistas. Sabe por quê? Porque estávamos cumprindo tarefas, cuidando de nossos interesses. Fazemos parte de uma empresa escura, invisível, mas que progride muito nas periferias. O que vocês chamam de 'crime organizado' é organizado mesmo. Não é aquela criminalidade babaca do Rio e outros Estados primitivos. O dinheiro que o tráfico arrecada aqui, nesta cidade tão rica, é aplicado com seriedade em bens de capital e em rentáveis investimentos. Nossos chefes são sérios, previdentes. Eles investem muito em postos de gasolina adulterada que rende mais, claro, eles têm motéis meio escrotos, não são 'Bahamas' ou algo assim, mas a tigrada tem onde trepar numa boa, têm não digo supermercados, mas muitos mercadinhos legais. Claro que eles têm muito mais grana do que nós, mas nós fazemos parte do negócio, somos os peões de uma nova visão de mundo da periferia: o crime neoliberal, o crime copiado dos métodos de tantos 'cachoeiras' e de mensaleiros didáticos. Nós somos a base desse sistema e podemos subir na carreira se cumprirmos as ordens dos chefes - uma rede organizada, com amigos federais, estaduais e municipais. O PCC rege hoje todas as cadeias de São Paulo; temos até reunião plenária na prisão, com votação e tudo, temos a contribuição obrigatória (hoje está por volta de 800 paus por mês) para proteção e regalias da malandragem. Quem não paga vai pro lixo, em todos os sentidos. Nós pagamos com nossas ações de intimidação que a 'mídia conservadora' chama de 'chacinas'.

Estamos aprendendo muito com os craques do Oriente. Nossos ataques, como os deles, não são previsíveis - a gente sai armado e o acaso nos leva às vítimas e é até melhor que sejam inocentes, para que ninguém mais se sinta 'protegido'. Mas há uma diferença entre nossos 'presuntos' e os 'presuntos' do Oriente. Lá, eles matam e são mortos por religião ou se explodem felizes por uma causa política. Nós, não. A gente não pensa em ir para o céu feito os homens-bomba. Nós obedecemos às ordens dos celulares da chefia de dentro das prisões... Aliás, como podemos respeitar uma polícia que não consegue nem bloquear celulares? Mas, como você quer saber, sim, há um prazer nisso tudo, devo confessar. O grande prazer é matar neles a nossa vida escrota, ordinária, matar neles nosso destino miserável. Entendeu? A gente gosta até mesmo de exibir, jogar na cara dos playboys nossa ferocidade. Tem que dar medo neles. Outro dia, a gente decapitou dois X-9's. Dá trabalho. Esguicha muito sangue, tanto que a gente cobre o quengo do elemento com uma toalha na hora da degola. Eu já tinha visto a decapitação de um refém no Iraque, na internet. Êta, gente competente! O árabe foi serrando com a faca, assim, devagar, o pescocinho duro e o americano só deu uma estrebuchada na hora do corte, só deu um mugidinho.

Matar ainda é a maior diversão... Você já matou alguém? Não? Não sabe o que está perdendo... O prazer de sair com uma metralhadora, ali, no tiro ao alvo, os otários levando susto, é de matar de rir; a cara do babaca voltando do trabalho e a gente acertando ele na porta de casa, a esposinha berrando, criancinhas chorando, dá uma adrenalina legal, parece que fica tudo bonito em volta. Outro dia, num botequim que tinha uns babacas dentro quando a gente tacou fogo, o néon ficou mais forte, tudo ficou luminoso! Aliás, a morte matada parece mesmo um milagre. Os caras que estavam ali, folgando, bebendo, rindo, levam chumbo e de repente ficam todos quietinhos, obedientes, não se mexem mais. É superlegal. Os caras viram coisas. Eu confesso que me sinto leve nessas 'paradas'... E tem mais: a gente não gosta de matar na moita... Os 'presuntos' têm de ser vistos, ali, caídos; afinal, fomos nós que criamos tudo aquilo... Legal é o prazer de abrir uma cerveja, acender um baseado e ficar vendo na TV a nossa 'obra'. É uma curtição irada; parece uma exposição de pintura, uma 'instalação' - aqueles corpos na estrada, em posições diferentes, as autoridades falando em 'providências', é o maior barato... Dá orgulho. Dá vontade de sair na rua e gritar: 'Fui eu!!!'

Hoje em dia, somos obrigados a criar notícias, fazer 'mídia', temos de chamar atenção e cada vez está ficando mais difícil - é tanto crime, que a gente tem de caprichar... Você veja, a turminha lá do Elias Maluco inventou o 'micro-ondas'. Bacana, obra de arte: o cara queimando dentro dos pneus é dos espetáculos mais emocionantes que já vi, chega a dar medo mesmo na gente que está acostumado - aqueles gritos e, aos poucos, o silêncio, com o cara virando cinza, dá um alívio, como uma purificação... É demais...

Mas, o que me dá tranquilidade, 'mermão', é que nós sabemos que no Brasil é impossível resolver o 'problema da violência', como os playboys chamam...

O que tinha de ser feito ninguém consegue fazer mais: atacar a rede do tráfico de pó e armas que começa nos oficiais graúdos, passa por políticos e autoridades até chegar a nós, os pés de chinelo. A gente é peão. Não há mais crueldade; apenas defesa de mercado, para que nossos chefes e nós possamos sustentar nossas famílias dignamente."

PORTO ALEGRE - Confirmada morte de Gustavo Marques Gonçalves, 21 anos, pela Secretaria da Saúde do RS. O diagnóstico de morte encefálica foi confirmado às 18h01 desta terça-feira, 29. São agora 235 mortos. No final da tarde, antes da morte encefálica de Gustavo Marques Gonçalves ser confirmada, o ministro Alexandre Padilha afirmou, em coletiva de imprensa, que o jovem de 21 anos teve 70% do corpo queimado.

O crítico de arte e historiador WÁLTER ZANINI, de 87 anos, foi o primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (Universidade de São Paulo). cargo que ocupou de 1963 a 1978, sendo o principal responsável pela estruturação do museu, pela realização do programa JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA (1967-1974), um espaço aberto para a produção dos jovens artistas do período e pelas exposições “PROSPECTIVA 74” e “POÉTICAS VISUAIS” (1977). À frente do museu, ZANINI também promoveu mostras dedicadas a artistas como WESLEY DUKE LEE, MIRA SCHENDEL e o norte-americano JOSEF ALBERS, além de retrospectivas com foco em nomes centrais do modernismo brasileiro, como TARSILA DO AMARAL e ANITA MALFATTI. O historiador foi o curador da 16ª e da 17ª Bienal Internacional de SÃO PAULO, realizadas em 1981 e 1983. Em meados da década de 1970, tornou-se professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, onde atuou também como diretor, no período entre 1985 e 1089; Nascido em SÃO PAULO, em maio de 1925, ZANINI escreveu entre outras obras, “A ARTE NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1930-1940”, “VICENTE DO REGO MONTEIRO”, sobre o artista plástico pernambucano e “HISTÓRIA GERAL DA ARTE NO BRASIL”, um estudo sobre a história da arte no BRASIL desde a pré-história até a época contemporânea. “O trabalho realizado na gestão de WÁLTER ZANINI (no MAC) foi pioneiro, pois implementou uma intensa atividade de organização, catalogação e exposição do acervo. Neste período, que coincide com a difícil situação política que a sociedade brasileira atravessou, eixos de acontecimentos artísticos deslocam-se para SÃO PAULO”, escreveu ELZA AJZENBERG, diretora do MAC de 2002 a 2006, no texto “Interfaces Contemporâneas”, sobre a história da instituição. O professor também presidiu a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. ZANINI morreu na madrugada desta terça-feira, 29 de janeiro. A causa da morte não foi divulgada. O velório e a cremação serão realizados no Cemitério de VILA ALPINA.



O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deve mesmo ser investigado pela 1ª Instância do Ministério Público Federal. A afirmação foi feita hoje pelo procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL. LULA foi acusado pelo operador do mensalão, MARCOS VALÉRIO, de ter dado “OK” para o esquema de corrupção e ter tido despesas pessoais pagas com dinheiro usado para comprar deputados no Congresso. Na época, LULA disse que não comentaria uma mentira.



Às vésperas da eleição no Senado, marcada para sexta-feira, dia 1º de fevereiro, PSDB e PSB ainda tentam fazer com que o PMDB desista de lançar o senador RENAN CALHEIROS (AL) à presidência da Casa. Hoje, o procurador-geral da Republica, ROBERTO GURGEL, afirmou que as acusações apresentadas ao Supremo Tribunal Federal contra o senador são “extremamente consistentes”. Essa investigação se refere a notas frias apresentadas por RENAN para a comprovação de seus rendimentos em 2007.



Três policiais militares acusados pela morte da juíza PATRÍCIA ACIOLI começaram a ser julgados hoje no 3º Tribunal do Júri de NITERÓI (RJ). JÚNIOR CEZAR DE MEDEIROS, JEFFERSON DE ARAÚJO MIRANDA e JOVANIS FALCÃO respondem por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. O julgamento deverá durar três dias. Onze pessoas estariam envolvidas no assassinato da juíza, ocorrido em agosto de 2011. Em dezembro de 2012, o CABO PM SÉRGIO COSTA foi condenado a 21 anos de prisão. O cabo assumiu ter atirado 15 vezes na direção da juíza.



MARIANA SOARES QUEIROZ DA SILVA, chefe de gabinete do vereador CARLOS MACEDO, de NITERÓI, foi presa hoje durante operação para localizar os acusados de matar o vereador eleito LÚCIO DINIZ ARAÚJO MARTELO, de 44 anos, conhecido como LÚCIO DO NEVADA (PRP), no ano passado. Ela é acusada de ser a mandante do crime. A polícia prendeu ainda, em flagrante, JOSÉ CARLOS ALVES JÚNIOR. Ele portava uma arma e uma carteira falsa da Polícia Civil. Durante a ação, foram apreendidos um cofre, um revólver, três pistolas, dez celulares, um radiotransmissor e munições.



A policia de SÃO PAULO prendeu um zelador de um prédio, na zona leste~, acusado de ser um serial killer. Policiais do DHPP disseram que o acusado confessou, até hoje à noite, a morte de cinco mulheres. O zelador EDUARDO SEBASTIÃO DO PATROCÍNIO, de 42 anos, estava sendo investigado e escolhia como alvo, garotas de programa, todas também moradoras na zona leste da cidade. O criminoso estaria agindo, pelo menos, desde 2010. SENIRA LEITE DE OLIVEIRA teria sido sua última vítima. Ela foi encontrada morta dentro de uma mala, próximo a uma estação de trem, na região do ITAIM PAULISTA, extremo leste de SÃO PAULO, no último dia 12. Os assassinatos eram cometidos por esganadura.



Um assaltante, ainda não identificado pela polícia, foi morto durante um assalto, na noite de ontem, na região da VILA JACUÍ, zona leste. Ele e um parceiro, de 16 anos, atacaram um policial militar que reagiu, matando o suspeito e ferindo o menor, que foi localizado depois em um hospital da região.



A tailandesa S.L., de 35 anos, foi presa pela Polícia Federal no Aeroporto de GUARULHOS ao tentar embarcar para TAILÂNDIA com 4,2 quilos de cocaína camuflados em pirulitos e balas que levava na mala. Os agentes perceberam o nervosismo da passageira durante o check-in e, ao abordá-la, acharam a droga.



O empresário CARLOS EDUARDO DE SOUZA, de 37 anos, foi assassinado na porta de sua casa, no BROOKLIN, zona sul, ao reagir a um assalto. Ele se atracou com um dos bandidos e já estava quase o dominando quando outros integrantes da quadrilha o balearam pelas costas com tiros de fuzil. “A minha impressão é de que ele reagiu pensando que os assaltantes iam invadir a sua casa e ficou preocupado com a segurança dos pais”, afirma o vendedor FRANCISCO MARTINS, cunhado do empresário. CARLOS EDUARDO era dono de uma loja de celulares em ITAPECERICA DA SERRA, e tirava o carro da garagem, por volta das 7 horas, quando um dos ladrões o abordou. Geralmente, diz FRANCISCO, ele costumava sair de casa mais cedo para ir à academia, mas justamente hoje decidiu ir direto para o trabalho.



A onda de instabilidade que há seis dias varre o EGITO ameaça “levar ao colapso do Estado”, alertou hoje o mais importante general das Forças Armadas do CAIRO – instituição que, até o ano passado, governou o país por décadas. O aviso do GENERAL ABDUL-FATTAH AL-SISI, atual ministro da Defesa, foi feito enquanto continuam os distúrbios na região do CANAL DE SUEZ e no CAIRO, apesar do estado de emergência imposto pelo Presidente MOHAMED MORSI. Em quase uma semana de violência entre manifestantes e forças de seguranças nas principais cidades egípcias, entre 50 e 56 pessoas morreram – o número varia de acordo com as fontes – e centenas ficaram feridas. Hoje, os confrontos no CAIRO intensificaram-se e o lobby do Hotel Intercontinental, um dos mais luxuosos da capital, perto da PRAÇA TAHRIR, acabou destruído em um tumulto. Na beira do NILO, forças policiais e grupos de manifestantes mascarados, conhecidos como BLOCO NEGRO, enfrentaram-se. O foco da crise, entretanto, é PORT SAID, na região onde o CANAL DE SUEZ desemboca no MAR MEDITERRÂNEO.



Pelo menos 50 corpos, a maioria de homens com idades entre 20 e 30 anos, foram encontrados nas margens de um canal no subúrbio de ALEPPO, no norte da SÍRIA, palco dos confrontos entre as forças de BASHAR ASSAD e rebeldes. Fotografias e vídeos divulgados por opositores do regime sírio mostram os corpos com as mãos amarradas para trás e sugerem eu as vítimas foram baleadas na nuca.



Um avião caiu hoje no CASAQUISTÃO. Todas as 21 pessoas a bordo morreram – 16 passageiros e 5 tripulantes. O jato CHALLENGER CRJ-200, da canadense BOMBARDIER, pertencia à companhia casaque SCAT. Ele caiu na vila de KYZYIL TU, a 5 km do aeroporto de ALMATY. “Não havia nenhum fogo, nenhuma explosão. O avião apenas caiu”, afirmou YURI ILYIN, diretor do Departamento de Emergências da cidade. A visibilidade era de 30 metros e a área estava tomada por uma forte neblina na hora do acidente.