segunda-feira, 28 de abril de 2014

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: Recebimento do DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO INOCÊNCI...

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32" DE JAGUARIÚNA: Recebimento do DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO INOCÊNCI...: É com grande honra e orgulho que registro e  compartilho com os amigos, seguidores e leitores o recebimento do Diploma de Honra ao Méri...

PRONUNCIAMENTO SESSÃO PLENÁRIA: EM DEFESA DOS POLICIAIS MILITARES

28 DEABRIL - 87 ANOS DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO PELO JAHÚ - ALEXANDRE RICARDO - PESQUISADOR

28 de Abril - 87 anos da Travessia do Atlântico pelo "JAHÚ"

Entrada
x

Colecionador JAHU <colecionadorjahu@gmail.com>

13:40 (Há 3 horas)

para
Hoje é dia 28 de Abril, vamos comemorar 87 anos da Travessia do Atlântico pelos Heróis do "JAHÚ".

Não esqueçamos nossa História!

Sou pesquisador e colecionador de assuntos e materiais relacionados ao Hidroavião JAHÚ e quero deixar uma semente de contribuição com nossa História para que não caia no esquecimento das gerações futuras.
            Há 87 anos, no dia 28 de Abril, brasileiros entravam para a história por serem os primeiros americanos a atravessarem o Oceano Atlântico dispondo de apenas uma aeronave, o "JAHÚ".
            23 dias após os brasileiros,  o norte-americano Charles Augustus Lindbergh, fez um voo de Nova York a Paris e até hoje é admirado e cultuado como pioneiro neste tipo de travessia. E os brasileiros?
Caso semelhante ao de Santos Dumont e os irmãos Wright.
            Infelizmente esquecemos rápido nossa História e não cultuamos nossos heróis.
            Não podemos apenas admirar os heróis e histórias dos outros, temos que avivar sempre a nossa.
            O Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de Abril como comemorativa da Travessia do Atlântico.
Também estou escrevendo um livro contando desde os primeiros esboços do avião Savoia Marchetti S-55 para mostrar o JAHÚ desde quando era "Alcione" e tentou a travessia com o Conde Eugenio Casagrande, mas sofreu um acidente e ficou semi-afundado em Casablanca, até a sua mais recente restauração pelo Helipark e onde está exposto no Museu TAM em São Carlos - SP.
            Vamos divulgar esta data para que as gerações futuras tenham a memória de nossos heróis do passado.
            Continuo, sempre que posso, divulgando o feito e relembrando nossa História.
            Segue um pouco do material publicado na internet:

            Fotos da exposição no Museu Municipal de JAÚ em 2013:


            A afiliada da Rede Globo na região de São Carlos, fez a cobertura da exposição ocorrida em Junho/Julho de 2012, no Museu TAM que foi vista por cerca de 20.200 pessoas, neste período, conforme registro do museu e pode ser vista no link abaixo:
            Em 2010 fui convidado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que me procurou e solicitou que eu escrevesse um texto com a história da Travessia para ser usado como apresentação de dois vídeos sobre a chegada do JAHÚ no Brasil:

            Em Novembro de 2012 gravei uma entrevista, sobre o Hidroavião JAHÚ, para o programa “INFORME-SE” da “TV UNISA” da Universidade de Santo Amaro.
            Seguem os links da entrevista que está dividida em 2 blocos:

Obrigado pela atenção e fico à disposição

Abraços a Todos.

Alexandre Ricardo
Pesquisador
(11) 97633-1181