domingo, 8 de junho de 2014

QUE É QUE VOCÊ ENTENDE POR "CONSELHOS POPULARES"????

TOGNETTI, Americo

22:27 (Há 1 hora)
para CBB
 
              Repasso, mas entendo que a reação a tão grave agressão aos direitos individuais e a democracia é muito incipiente e tímida, insuficiente para inibir os comunistas que vão a galope para instalar a ditadura do proletariado, nos moldes sovieticos aqui no Brasil, onde o seu povo é, no mínimo, ingênuo, apenas para ficar por aqui...
 
----- Original Message -----
From: odilon
Subject: Nove partidos se juntam contra o decreto (8.243) ditatorial de Dilma

Como notícia, é coisa boa. Vamos ver as ações. Cada dia que passa se alargam mais os caminhos semelhantes aos já trilhados para instalação de uma ditadura em Cuba e na Venezuela: extinção ou amordaçamento da oposição e enfraquecimento e/ou domínio das instituições com o povo sem esboçar reação. Depois de criar raízes, o poder será total e não adiantará o choro tardio. Já estão donos do TSE, do STF em poucos dias e o mais recente é o STM. Só não vê quem não quer ou então os companheiros de jornada.
=================================================================================

Nove partidos se juntam contra decreto ditatorial de Dilma Rousseff. Vamos ver quantos são os deputados que não estão de joelhos


                    A nação ainda respira. A reação iniciada neste blog e no programa “Os Pingos nos Is”> http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/reinaldo-azevedo/reinaldo-azevedo-dilma-quer-tentar-eternizar-o-pt-no-poder.html < , da Jovem Pan, está começando a render frutos. Nove partidos decidiram se unir para tentar impedir que o famigerado Decreto 8.243, assinado na surdina por Dilma Rousseff, prospere. É aquele, leitores, que obriga os órgãos da administração pública federal a contar com “conselheiros” oriundos dos ditos movimentos sociais — vale dizer, os braços e as franjas do petismo. O texto é de tal sorte absurdo que explicita que esses movimentos podem ser “institucionais” e “não institucionais”. Ou seja: vale tudo. É o caminho da república bolivariana. É a presidente Dilma tentando imitar Hugo Chávez, o Beiçola de Caracas.
                    Sim, leitores, nove partidos, depois do alerta que fizemos aqui, houveram por bem se juntar para tentar votar, em regime de urgência um decreto legislativo que torne sem efeito o arroubo totalitário de Dilma. São eles: DEM, PPS, SDD, PV, PSDB, PSD, PSB e PROS. No papel ao menos, somam-se aí 229 dos 513 deputados. Para que esse decreto legislativo seja aprovado, são necessários 257 votos na Câmara — metade mais um.
                    A decisão de levar imediatamente ou não a proposta à votação depende do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que é, sim, da base governista, mas tem dado, com alguma frequência, sinais de independência. Vamos ver.
                    Já tratei ontem do assunto aqui. A Constituição, com efeito, prevê mecanismos de democracia direta, como o referendo, o plebiscito e a emenda de inciativa popular. Essa história de “conselhos populares”, no entanto, na forma como veio, é feitiçaria para atrelar a administração pública federal, para sempre, ao PT. Trata-se de uma agressão ao princípio da democracia representativa e uma forma de jogar o Congresso para escanteio.
                    Falando à VEJA.com, o líder Rubens Bueno (PPS-PR) foi ao ponto: “A presidente tenta subtrair os Poderes do Parlamento brasileiro. É o mesmo modelo ideológico que se propôs para a Venezuela e para Cuba e que agora estão tentando trazer aos poucos ao Brasil. Temos que resistir a isso porque o Parlamento é o foro da sociedade brasileira. Esses conselhos subtraem a democracia porque são um aparelho do PT. Não podemos fazer que eles passem por cima da lei e caminhar pela estrada mais triste, que é o caminho antidemocrático que o PT está propondo. Isso vai acabar no STF”.
               “Dilma quer criar uma estrutura paralela de poder e dividir o cidadão em 1ª e 2ª classe”, resume Mendonça Filho (PE), líder do DEM. Parece que o Parlamento brasileiro decidiu reagir às tentações totalitárias do PT. Eis a boa notícia.
Por Reinaldo Azevedo

IMAGENS DA COMEMORAÇÃO DA BATALHA DE RIACHUELO NO IHGGS - ENTREGA DA MEDALHA MMDC E COLAR DA VITÓRIA POR PARTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA ESTÁ LADEADO PELO PROFESSOR ADILSON CÉZAR, PRESIDENTE DO INSTITUTO HISTÓRICO,GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA e TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS, COMANDANTE DO 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO.
AO FUNDO, SENTADO, O CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA RONALD DOS SANTOS SOBRINHO.

(AS FOTOS FORAM TIRADAS PELO SUBTENENTE GEORGE TRAJANO - MEUS AGRADECIMENTOS).







DIA 8 DE JUNHO DE 2014 - SOLENIDADE NO INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA. 
Com toda a fidalguia possível, o Professor ADILSON CÉZAR, sua esposa e a equipe do IHGGS atende-nos assim que chegamos ao local. Aos poucos vamos nos apresentando aos convidados desta sessão solene que tem, como foco principal a comemoração da BATALHA DE RIACHUELO (11 de junho): TENENTE-CORONEL EDUARDO ALVES DE SOUZA, TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS (Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército), FELLIPPE MOYSES BETTI NETO, Doutor ROBERTO TARPINIAN, Doutor JOSÉ AUGUSTO MARINHO MAUAD, RUBENS CURY BASSO, Professor MYLTO OTTONI DA SILVEIRA, Doutor ADAIR ALVES FILHO, Doutor AROLDO GUILHERME VIEIRA FAZANO, Professor APARÍCIO TARCITANI, Doutor PAULO FERNANDO MOREIRA, LAELSO RODRIGUES (todos irão receber a Medalha MMDC).
O CAPITÃO-DE-MAR-E-GUERRA RONALD DOS SANTOS SANTIAGO é o orador desta manhã, historiando a GUERRA DO PARAGUAI, principalmente a BATALHA DE RIACHUELO. Ele já tem todas as medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e recebe hoje o COLAR DA VITÓRIA.
O Professor ADILSON CÉZAR condecora-me com o Colar “GENERAL BERTHOLDO KLINGER”, momento de viva emoção por minha parte. Por instantes relembro a chegada do general em 12 de julho de 1932, em SÃO PAULO.
O GENERAL BERTHOLDO KLINGER chega entre estrepitosas manifestações de entusiasmo da imensa maré humana que ocupava a Estação da LUZ e adjacências, tendo o grande tribuno doutor IBRAHIM NOBRE saudado-o com estas palavras:
“Nós estamos aqui todos de pé e em armas. Chamaram-nos de separatistas porque procuramos não só libertar SÃO PAULO como todo o BRASIL, deste estelionato civil que queria fazer de nós escravos. Não somos separatistas. É mentira. Nós deixamos nossas casas, numa comunhão de ricos e pobres, de operários e patrões, para nos defendermos. Nossas mãos calejadas pelo trabalho pegaram em armas, para que sobre a sepultura da nossa dignidade não colocassem um epitáfio de lama.
Mas uma grande consolação resta: o Exército de Caxias, de Osório, este Exército glorioso que tanto honra a nossa Pátria, está ao nosso lado, personificado na pessoa ilustre de vós – GENERAL KLINGER.
Estamos dispostos a derramar o nosso sangue em defesa de São Paulo e do Brasil, dispostos a morrer para que possamos chegar ao Rio e sanear o Catete.
Repare V. Exª nas nossas frontes, onde existem ainda sinais da coroa de espinhos, do nosso flanco lanceado, na nossa túnica rasgada, no nosso corpo flagelado por tantos sofrimentos. Mas o sofrimento é tanto mais nobre quanto mais rude é o calvário. O nosso movimento é do Brasil Católico, disciplinado e forte, contra a anarquia em que queriam que vivêssemos. Uma luta de JESUS contra LENIN.
Nos queremos que seja respeitada essa Constituição que a ditadura rasgou; queremos que em todo o Brasil todos possam viver como cidadãos e não como bajuladores.
Conduza-nos, general, leve-nos à vitória para que o Brasil possa viver livre e voltar ao trabalho.
Permita-me, general, que lhe transmita a solidariedade e a confiança de todos os paulistas no abraço que lhe quero dar.”
A ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DE SÃO PAULO
“GEN BERTHOLDO KLINGER”
FEDERADA À FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL
CONCEDE O PRESENTE
DIPLOMA
E RESPECTIVA INSÍGNIA
AO ILMO CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a esta Academia, sendo por esse fato incorporado ao seu
CORPO DE APOIO ESPECIAL.
Prof ADILSON CÉZAR
PRESIDENTE EXECUTIVO DA ACADEMIA DE HISTORIA MILITAR TERRESTRE DE SÃO PAULO
GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
COMANDANTE MILITAR DO SUDESTE
1º PRESIDENTE DE HONRA DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DE SÃO PAULO.

Descrição do Diploma, da Insígnia e seu simbolismo.
Descrição: o Diploma da Academia de História Militar Terrestre de São Paulo “GEN BERTHOLDO KLINGER”, tem em chefe a destra a Bandeira Nacional ladeada pela do Estado de São Paulo, e sobreposta a ambas o Barão da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil a qual somos federados. A sinistra em chefe a efígie de seu Patrono: Gen Bertholdo Klinger. No centro a insígnia escolhida por esta Academia para idendificar seus associados e personalidades por ela escolhidas. Na ponta o mote dos paulistas que ilustra o Basão de Armas do Estado de São Paulo: “PRO BRASILIA FIANT EXIMIA” (Pelo Brasil façam-se grandes coisas).
O simbolismo do diploma é claramente expresso através de seu objetivo maior o Brasil e o específico, Estado de São Paulo – por intermédio das respectivas bandeiras, o brasão da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil tornam pontual – História Militar Terrestre. A efígie de seu Patrono e o mote retirado do Brasão de Armas do Estado de São Paulo, expõem com clareza o ânimo cívico-cultural que deve impregnar os seus acadêmicos, parceiros e outros que por ventura venham a se associar nesta empreitada. Ao centro como suporte as frases explicativas do porquê da emissão do diploma, a insígnia que traduz de uma única vez a intenção.
A insígnia da AHIMT/SP, no anverso é constituída por uma cruz de estrela pontiaguda ou aguçada (quatro raios duros), tendo a haste vertical 70 mm (setenta milímetros) e a horizontal 50 mm (cinquenta milímetros), seu centro em relevo superior a sua extremidades, tem 15 mm (quinze milímetros) de largura, ao centro um leão rampante de 40 mm (quarenta milímetros) de altura, por 27 mm (vinte e sete milímetros) tudo de ouro, carregado ao centro de um brilhante. Esta insígnia pende em forma de colar de uma fita de gorgorão de seda chamalotada com 5 (cinco) listas com as seguintes cores: vermelho; branco; preto; branco; e vermelho, de igual dimensão.
O simbolismo resumido para a Insignia é de que a cruz representa o sacrifício sempre exigido seja no exercício da profissão ou no duro trabalho da pesquisa, ao mesmo tempo que o formato desta cruz de estrela pontiaguda recorda a indicação dos quatro pontos cardeais emblema de dimensão e expansão de atividades. O leão é no reino dos animais terrestres aquele que melhor o representa pela sua força, coragem e determinação – simbolizando por isso a força terrestre. O brilhante colocado ao centro é símbolo da Academia que concede a insígnia, pois é o resultado dos estudos, permite a passagem e difunde a luz com seus múltiplos reflexos.
A autoria do diploma e da insígnia é do Prof ADILSON CÉZAR.   


NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE PIRACICABA, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.

Clayton Lotar Antico Bürger

CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NUCLEOS DE CORRESPONDENCIAemNúcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba - Há 22 horas
*Clayton Lotar Antico Bürger* é graduando em Ciências da Computação pela Faculdade Anhanguera de Piracicaba, cursou a graduação em Tecnologia em Sistema de Informação pela Faculdades Integradas Einstein de Limeira – FIEL e possui curso técnico em Contabilidade pela Escola Antônio Perches Lordello. Atua na Microcamp Internacional – Unidade Piracicaba como professor de informática, TI e web designer; Microlins – Unidade Limeira onde foi coordenador pedagógico e professor de informática; RC Consultoria e Soluções Inteligentes em Informática, atuando como consultor de Tecnologia em ... mais »

7 DE JUNHO DE 2014 - SÁBADO

D I A      S E T E       D E     J U N H O      D E      2014      -       S   Á   B  A   D   O.
77 anos, cinco meses e 11 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de julho de 1950
ANO 64º - MÊS 11º - DIA 333º
56 anos e 4 dias na PMESP.
55 anos e 117 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 748 dias – 15 976 horas.
50 anos e 274 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 87 dias no Posto de Coronel – 314 meses e 26 dias.
2 anos e 337 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 635 dias CORONEL - 22 anos e 177 dias na reserva.
10 191-246 472                           9 635-231 620                                9 935-238 672.
DIA DE SANTO ANTÔNIO MARIA GIANELLI. Fundou a Congregação das Filhas de MARIA (IRMÃS GIANELLINAS) e a Congregação dos Missionários (ou OBLATOS) de SANTO AFONSO DE LIGÓRIO. Foi bispo de BOBBIO (ITÁLIA).

DIA DA BEM-AVENTURADA ANA DE SÃO BARTOLOMEU.  Filha de agricultores, nasceu em ALMENDRAL, na Província de TOLEDO em 1949. Em 1570 ingressou nas CARMELITAS DESCALÇAS, que SANTA TEREZA fundou em ÁVILA. Foi a sua herdeira, a quem acompanhou em suas viagens, tornando-se a sucessora de sua espiritualidade. Morreu em 1626.

 

DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA


915 a. do CERCO DE JERUSALÉM. Entre ANTIÓQUIA e JERUSALÉM muitas batalhas foram travadas por ocasião da PRIMEIRA GRANDE CRUZADA. Em 7 de junho de 1099, os principais nobres da FRANÇA e da península ITÁLICA como GODOFREDO DE BOUILLON, DUQUE DE LORENA, CONDE RAIMUNDO DE TOLOSA, os duques da NORMANDIA e de FLANDES, o parente do rei da FRANÇA, os filhos do Rei normando das Duas Sicílias e o BISPO ADEMAR DE MONTEUIL, representante do PAPA, chegaram à cidade de JERUSALÉM, iniciando o seu cerco. Das tropas iniciais, só um terço chegou diante da TERRA SANTA, onde havia morrido JESUS CRISTO, onde tudo falava do evangelho, onde nada poderia detê-los. Após cinco semanas de cerco, na sexta-feira, dia 15 de julho, as muralhas foram tomadas.  Em uma sangrenta batalha, os CRUZADOS massacraram seus habitantes, mataram em torno de setenta mil muçulmanos. Os judeus também foram sacrificados. A cidade foi saqueada, nem a CÚPULA DO ROCHEDO escapou de ser pilhada. Depois do embate sangrento, os CRUZADOS foram ao SANTO SEPÚLCRO, onde de joelhos oraram agradecidos a DEUS pela vitória, pois haviam libertado JERUSALÉM. Em 2 de outubro de 1187 SALADINO reconquistaria JERUSALÉM.
544 a. nasce FERNÃO DE MAGALHÃES, primeiro circunavegador do mundo, em 7 de junho de 1470, no PORTO. Falecido nas ilhas FILIPINAS a 27 de abril de 1521.
520 a. do TRATADO DE TORDESILHAS, em 7 de junho de 1494. ESPANHA e PORTUGAL fixam uma nova linha divisória para os descobrimentos de novas terras. Um meridiano situado a 370 léguas à oeste de CABO VERDE determinava que as terras à sua esquerda seriam dos espanhóis e o território à direita, que incluía o BRASIL, seria de PORTUGAL. O acordo também assegurava o domínio português sobre o ATLÂNTICO SUL.
385 a. cidade haitiana de PORT ROYAL sofre três abalos sísmicos que a destroem totalmente em 7 de junho de 1629.
259 a. um terremoto no norte da PÉRSIA (atual IRÃ) deixa mais de 40 mil vítimas, em 7 de junho de 1755.
217 a. nasce MANUEL ALVES BRANCO, visconde de CARAVELAS, na cidade do SALVADOR, em 7 de junho de 1797. Falece em NITERÓI a 13 de julho de 1855. Contador do Tesouro Nacional, instituiu o sistema de contabilidade por partidas dobradas. 
175 a. nasce TOBIAS BARRETO DE MENESES, filósofo e jurista, em 7 de junho de 1839, na vila de CAMPOS DO RIO REAL, em SERGIPE. Falece no RECIFE, em 27 de junho de 1889.
172 a. do MASSACRE DE VENDA GRANDE – 7 DE JUNHO DE 1842. Combate travado entre as forças liberais revolucionárias de 1842 contra os conservadores e batalhões da força pacificadora do Barão de Caxias, na localidade próxima a cidade de Campinas /SP. Os liberais, surpreendidos pelas forças muito mais numerosas e aparelhadas, acabaram por se render.  O batalhão das forças de Caxias, tendo de se deslocar para aproveitar a oportunidade de cercar as demais forças rebeldes, entregaram os prisioneiros aos conservadores que estavam sob o comando do Pe. Ramalho de Limeira. Estes, aproveitando a retirada dos soldados degolaram os prisioneiros; motivo esse que determinou a mudança da denominação de Combate da Venda Grande para Massacre.
166 a. nasce FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES, em 7 de junho de 1848, em GUARATINGUETÁ. Falece em 16 de janeiro de 1919. Formado em Direito pela Faculdade de SÃO PAULO, foi vereador, juiz de paz, promotor público, deputado provincial, deputado geral e presidente da Província de SÃO PAULO. Proclamada a República, exerceu as funções de ministro da Fazenda no governo do Marechal FLORIANO PEIXOTO e presidiu novamente seu Estado natal. Eleito presidente da República em 1902, sucedeu CAMPOS SALES, e seu governo foi dos mais construtivos e brilhantes: com RIO BRANCO na pasta do Exterior; PEREIRA PASSOS na Prefeitura e OSVALDO CRUZ como diretor-geral da Saúde Pública, resolveu questões de limites, remodelou o RIO DE JANEIRO e extinguiu a febre amarela no país.
153 a. nasce o poeta RABINDRANATH TAGORE, em CALCUTÁ, na ÍNDIA, em 7 de junho de 1861. Faleceu em 4 de agosto de 1941. Recebeu o prêmio NOBEL DE LITERATURA do ano de 1913.
151 a. tropas francesas, que haviam chegado ao MÉXICO, para apoiar MAXIMILIANO I, tomam o poder em 7 de junho de 1863.
149 a. TENENTE-GENERAL ESTIGUARRIBIA, a mando do ditador paraguaio SOLANO LOPES, invadiu, à frente de um numeroso corpo de exército, a então província do RIO GRANDE DO SUL, em 7 de junho de 1865.
144 a. falece PEDRO DE ARAÚJO LIMA, MARQUÊS DE OLINDA, no RIO DE JANEIRO, em 7 de junho de 1870. Foi regente do IMPÉRIO.
138 a. morre AURORE DUPIN, “GEORGE SAND”, novelista francesa, em 7 de junho de 1876.
134 a. GUERRA DO PACÍFICO: os chilenos tomam de assalto a praça de ARICA, último reduto dos peruanos, em 7 de junho de 1880.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR em 7 de junho de 1898: Tendo chegado ao conhecimento do sr. ALEXANDRE LESSA, fiscal da Câmara Municipal, que nas imediações da Avenida PAULISTA alguns indivíduos matavam porcos, dirigiu-se ao local e encontrou de fato duas carroças que conduziam carne para ser vendida na cidade. O fiscal LESSA apreendeu toda a carne e multou os condutores em 110$000.
Está grassando esta terrível epidemia na VILA CLEMENTINO, arrabalde da capital. Na Rua BORGES DE LAGOA, naquela vila, a qual consta de umas 20 ou 30 casas, registraram-se 4 casos novos e como não há ali a necessária precaução, é de se esperar o desastre da propagação da epidemia.
O presidente do Estado fez publicar decreto organizando o correio estadual. Este ato foi resolvido para livrar o tesouro de contribuir de uma forma julgada onerosa e constitui para o Estado uma nova fonte de renda.
Consta que o sr. D FRANCISCO REGO MAIA, bispo da diocese do RIO DE JANEIRO será removido para SÃO PAULO. Para o RIO DE JANEIRO será removido o sr. D. JOÃO BAPTISTA CORREIA NERY, bispo do ESPÍRITO SANTO.
Pedem-nos que reclamemos a atenção das autoridades policiais para o procedimento de algumas horizontais residências ao largo do AROUCHE, que é ofensivo â moral e aos bons costumes.   
115 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 7 de junho de 1899: a Câmara não emendou os erros cometidos pela comissão de Justiça quando elaborou o projeto de lei da força (brigada militar) e ainda em segunda discussão foi aprovada, veio aumentar cargos desnecessários e sustentar a dissolução de um batalhão e a extinção de cargos indispensáveis. Entre aqueles, figuraram os de tenente ajudante de ordens, cargo que é exercido atualmente por um alferes e o de tenente inspetor de música. Estes, sim, são cargos de luxo.
Está a chegar ao RIO o notável e conhecido maestro francês CAMILLO SAINT SAENS, um dos compositores mais originais dos tempos modernos e um executante “hors ligne”.
O presidente da Companhia Carris de Ferro de SÃO PÁULO a SANTO AMARO interpôs ontem, por petição, recurso de agravo do despacho que decretou a liquidação forçada da mesma. O Juiz de Direito da 2ª Vara mandou tomar por termo o recurso para correr em autos separados, visto não estar concluída a arrecadação.
Vindo da PENHA DE FRANÇA, acompanhado de um ofício da autoridade policial do distrito, foi recolhido ao xadrez da central, à ordem do doutor chefe de polícia, o gatuno MARUZZI GIULIO. Acompanhavam o ofício as jóias roubadas e que motivaram a prisão.
RIO – Causaram grande impressão aqui as notícias do acordo entabolado entre o senhor PARAVICINI e PAGE BRYAN, ministros da BOLÍVIA e ESTADOS UNIDOS. Os comentários são todos desfavoráveis ao senhor BRYAN, que tem dado respostas evasivas sobre o acordo.
RIO – o governo providencia para se realizar aqui uma grande parada em que tomarão parte todos os corpos do Exército, guarda nacional, batalhão naval, marinheiros nacionais e colégio militar, em homenagem ao presidente da República Argentina, GENERAL JÚLIO ROCCA. 
112 a. da promoção da PRIMEIRA FESTA DA ÁRVORE, na cidade de ARARAS–SP, pelo ilustre engenheiro doutor JOÃO PEDRO CARDOSO, filho de PINDAMONHANGABA, no dia 7 de junho de 1902. O doutor CARDOSO nasceu no dia 17 de janeiro de 1871 e faleceu no dia 8 de julho de 1957. 
109 a. parlamento do REINO UNIDO da SUÉCIA e NORUEGA vota a separação entre esses dois países, em 7 de junho de 1905.
108 a. nasce JAMES WÁLTER BRADDOCK em 7 de junho de 1906. Falece em 29 de novembro de 1974. Foi campeão mundial dos pesos pesados em 1935. Lutou 77 vezes, com 51 vitórias, 27 nocautes, 23 derrotas e 3 empates. Quando se pensa na categoria dos pesos pesados, os amantes do boxe logo citam JOE LOUIS, ROCKY MARCIANO, MUHAMMAD ALI, MIKE TYSON. Poucos se lembram da carreira de JAMES BRADDOCK, dono do cinturão mundial em 1935. Mas o diretor de cinema RON HOWARD não se esqueceu. Em A LUTA PELA ESPERANÇA relata-se, além da vida do boxeador, a de pai e de cidadão BRADDOCK, interpretado por RUSSELL CROWE. Em 144 minutos de fita, contam-se sete anos da vida de BRADDOCK, que começou no boxe entre os meio-pesados, alcançou sucesso relativo, mas teve a carreira prejudicada por contusões. Com a queda da BOLSA DE VALORES de NOVA YORK, em 1929, aposentado do pugilismo, passou grandes dificuldades ao lado da mulher, MAE, papel vivido por RENÉE ZELLWEGER, e os três filhos. BRADDOCK apostou seu dinheiro, entre outras coisas, em uma empresa de táxi. Tudo deu errado. Endividado, conseguiu empregos temporários nas docas de NEW JERSEY. Desesperado, procurou os dirigentes do boxe para pedir esmola. A cena é uma das mais emocionantes do filme. A relação de BRADOCK com os filhos emociona. A amizade entre ele e o técnico/empresário JOE GOULD, vivido por PAUL GIAMATTI, é quase impensável para os dias de hoje se compararmos o que faz DON KING com os pugilistas atuais. O boxe só domina a fita do meio para o fim, quando impressionam as tomadas de 360 graus das câmeras, que colocam o espectador dentro da luta. Os desempenhos de CROWE, CRAIG BIERKO – como MAX BAER, o campeão da época – e MATTHEW G. TAYLOR (o ex-campeão PRIMO CARNERA) são muito bons. Eles tiveram orientação do lendário técnico ANGELO DUNDEE, que faz uma ponta. 
106 a. nasce OLGA PENTEADO RODRIGUES no dia 7 de junho de 1908. Nasce em PIRASSUNUNGA, interior de SÃO PAULO. Veio para a capital em 1927. Quatro anos mais tarde estava casada com o engenheiro civil JOAQUIM RODRIGUES DOS SANTOS. O casal se conheceu no interior. “Meu pai estava fazendo umas medições de terra. Passou um mês lá e só viu minha mãe, “uma morena simpática”, por acaso, quando deixava a cidade e percebeu que tinha esquecido uns materiais”, conta VERA. 
104 a. BERLIM informa neste dia 7 de junho de 1910 que se deram sérias desordens em DORPEN, na ALTA BAVIERA, provocados pela elevação do preço da cerveja. A população, depois de percorrer as ruas da localidade, incendiou várias casas de bebida.
103 a. erupção do vulcão COLIMA, no MÉXICO, causa a morte de 1.450 pessoas, em 7 de junho de 1911.
103 a. entrada triunfal de FRANCISCO MADERO na cidade do MÉXICO, em 7 de junho de 1911, após derrotar as tropas do ditador PORFÍRIO DIAZ.
103 a. (RIO DE JANEIRO) Entraram ante-ontem, dia 5 de junho de 1911, no porto do RIO DE JANEIRO, 1333 imigrantes de diversas nacionalidades, que se destinam aos diferentes núcleos coloniais da União (publicado no jornal O ESTADO de 7 de junho de 1911).
100 a. transatlântico norte-americano ALIANCE, de 40 mil toneladas, inaugura o CANAL DO PANAMÁ, fazendo o trajeto do ATLÂNTICO ao PACÍFICO, em 7 de junho de 1914.
  97 a. capital da República de EL SALVADOR fica destruída devido a um tremor de terra, em 7 de junho de 1917. 
  93 a. do COLÉGIO OFÉLIA FONSECA, fundado em 7 de junho de 1921.
  85 a. PLANO YOUNG, que previa que a ALEMANHA pagasse indenizações de guerra aos aliados, gera grandes protestos entre os alemães, em 7 de junho de 1929.
  85 a. ratificado o TRATADO DE LATRÃO, um acordo entre o ditador BENITO MUSSOLINI (1883-1945) e o CARDEAL PIETRO GASPARRI (1852-1934). De acordo com o documento, a ITÁLIA reconhece a soberania da SANTA SÉ sobre o VATICANO, declarado um Estado soberano, e a Igreja Católica renuncia a todos os territórios adquiridos na Idade Média e reconhece ROMA como capital.  
  84 a. nasce o Cel. Ref. JOSÉ RODRIGUES MAO em 7 de junho de 1930.
  84 a. nasce EDILEA DA SILVA ROCHA - DOLORES DURAN ,na SAÚDE, bairro pobre do centro do RIO DE JANEIRO, em 7 de junho de 1930. Criada nos subúrbios de IRAJÁ e PILARES, teve uma infância de privações ao lado da mãe viúva e quatro irmãos. O rádio a salvou. No mais reputado programa de calouros da época, comandado por ARY BARROSO, tirou a nota máxima, cantando VEREDA TROPICAL em português e espanhol. Tinha apenas 10 anos. Logo a puseram em outra atração radiofônica da TUPI, ESCADA DE JACÓ, e no radioteatro infantil da emissora. Seis anos mais tarde, venceria um concurso de boleros e assinaria contrato com o VOGUE, o mais célebre nightclub carioca. Precisou falsificar a idade para virar crooner de rádio e boate.
Adotada pela nata de cronistas e compositores, refinou-se por osmose e até mudou um pouco de personalidade, disfarçando seu jeitão alegre e brincalhão com uma persona compenetrada e sofrida, mais de acordo com o seu repertório musical, mas não com o seu rosto de lua cheia, graças ao qual ganhou o apelido de BOCHECHA. Vez por outra, tinha uma recaída e adotava ritmos “plebeus” (um de seus maiores sucessos foi o gaiato baião de CHICO ANÍSIO, FILHA DE CHICO BRITO, gravado em 1956) e alguns buliçosos sambinhas de BILLY BLANCO, como A BANCA DO DISTRITO, PANO LEGAL e ESTATUTOS DE BOATE.
Mesmo eleita a melhor cantora de 1955, não se deu por satisfeita. Queria ser mais popular. Não conseguiu. Era outra a sua turma: TOM, LÚCIO ALVES, TITO MADI, DÓRIS MONTEIRO, OS CARIOCAS, AGOSTINHO DOS SANTOS, JOHNNY ALF, LUIZ BONFÁ, JOÃO DONATO, NEWTON MENDONÇA, VINÍCIUS DE MORAES, etc. Um ano antes de sua morte, excursionou pela então UNIÃO SOVIÉTICA, com NORA NEY, JORGE GOULART e CONJUNTO FARROUPILHA, desistindo em MOSCOU de prosseguir a turnê até a CHINA, que de bom grado trocou por um mês em PARIS, onde se apresentou numa barzinho muito prestigiado por brasileiros.
Seu último disco, gravado ao vivo numa boate paulistana, DOLORES NO MICHEL DE SÃO PAULO, foi lançado postumamente, pelo selo COPACABANA. Nunca saiu um CD. EDILÉA DA SILVA ROCHA, ou DOLORES DURAN, falece em 23 de outubro de 1959, no RIO.
  77 a. falece a atriz norte-americana de cinema JEAN HARLOW, em 7 de junho de 1937.
  71 a. PEDRO PABLO RAMÍREZ toma o poder na ARGENTINA, no dia 7 de junho de 1943, após o golpe de Estado de 4 de junho.
  70 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o rei LEOPOLDO III, da BÉLGICA, é feito prisioneiro pelos alemães, em 7 de junho de 1944.
  67 a. nasce o CORONEL PM Res. TOROS KHARMANDAIAN, em 7 de junho de 1947.
  63 a. execução dos últimos criminosos de guerra nazistas condenados pelo TRIBUNAL DE NUREMBERG, em 7 de junho de 1951.
  61 a. da instituição do DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA, pela SOCIEDADE INTERAMERICANA DE IMPRENSA, no dia 7 de junho de 1953.
  57 a. da visita do presidente de PORTUGAL, GENERAL CRAVEIRO LOPES, ao BRASIL, no dia 7 de junho de 1957.
  56 a. confrontos violentos entre turcos e gregos no CHIPRE, em 7 de junho de 1958.
  50 a. das anotações feitas em 7 de junho de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 334º - 6 anos e 3 dias na FORÇA PÚBLICA – 15 dias como 2º TENENTE – 262 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Passo um domingo sossegado. De manhã acompanho minha mulher à feira,s endo essa a única coisa que faço.
À tarde, recebo a visita do SOLDADO MOISÉS que vem tirar fotografias de meus filhos MÁRIO, MARIZE e MARIZETE.
Depois nada mais acontece no domingo. Chega a noite e assisto na TV: GRANDES ATRAÇÕES PIRANI – Musical, desfile de atrações, tendo como enredo a vida musical da BAHIA.
ISTO É SUCESSO – outro programa musical, muito interessante também.
AVENTURAS NO PARAÍSO – O CAPITÃO TROY vive as mais emocionantes aventuras nas regiões dos mares do sul.
O CASAL DO BARULHO.
  47 a. das seguintes publicações na primeira página do jornal DIÁRIO DA NOITE, de 7 de junho de 1967: ISRAEL AVANÇA. As tropas israelenses, em um ataque relâmpago, que supera em velocidade a vitoriosa campanha de 1956, chegaram hoje a apenas 110 quilômetros do CANAL DE SUEZ, depois de impor sérios revezes às potências árabes nas três frentes de luta. O EGITO reconheceu, oficialmente, que as forças de ISRAEL entraram em seu território e tomaram a iniciativa das operações, frisando, contudo, que os israelenses contaram com a ajuda britânica e norte-americana. ONU pede cessação de fogo. RAU e EUA romperam relações. A RÚSSIA está alarmada. LUTAS VIOLENTAS NA CHINA: a província de CHENGCHOW, maior produtora de trigo da CHINA COMUNISTA, é palco de violentos combates entre adeptos e adversários de MAO. A notícia foi transmitida pela emissora de rádio de HONAN e coincide com informações extra-oficiais, aparecidas em cartazes colocados nas paredes de PEQUIM. Por outro lado, citando o texto dos cartazes murais, os correspondentes japoneses disseram que mais de mil pessoas morreram em encontros armados no País. 
  47 a. governo boliviano declara estado de sítio devido às revoltas de trabalhadores e estudantes, em 7 de junho de 1967.
  46 a. JOSÉ PARDINES ARCAY, motorista da Guarda Civil espanhola, inspecionava um carro com dois jovens bascos em uma estrada em VILLABONA quando descobriu que a documentação do automóvel estava irregular. Um dos jovens, TXABI ETXEBARRIETA, disparou à queima-roupa contra o oficial e fugiu. Apenas três horas depois, o atirador caiu mortalmente ferido em um controle da Guarda Civil em VENTA HAUNDI. Nessa data, 7 de junho de 1968, PARDINES tornou-se a primeira vítima do ETA e ETXEBARRIETA, seu primeiro mártir. Com a morte do militante, as fileiras da organização clandestina aumentaram de maneira extraordinária. Aproveitando o momento, os militantes do ETA iniciaram uma série de assassinatos de autoridades ligadas ao ditador FRANCISCO FRANCO. A ação que demonstrou definitivamente o poder de fogo da organização foi realizada em 20 de setembro de 1973: o assassinato do então primeiro-ministro da ESPANHA, LUÍS CARRERO BLANCO, o homem que deveria substituir FRANCO no comando do país.
  43 a. falece MARIA DE LOURDES RIBEIRO DA SILVA, esposa de LUIZ INÁCIO DA SILVA, aos 22 anos, ao dar a luz um filho NATIMORTO, em 7 de junho de 1971. LUIZ INÁCIO ainda não tinha LULA no sobrenome. O atestado de óbito foi assinado pelo médico SÉRGIO BELMIRO ACQUESTA, acusado de falsificar laudos de presos políticos assassinados pelo regime de 1964.
  44 a. nasce o capitão do PENTACAMPEONATO DE FUTEBOL MUNDIAL, CAFU - MARCOS EVANGELISTA DE MORAES - em 7 de junho de 1970. Já fez história na seleção brasileira. Participou de 138 jogos pela equipe nacional; foi duas vezes campeão do mundo e ainda é titular da lateral-direita da seleção Planeja quebrar mais um recorde, o de único atleta do planeta a participar de quatro finais de COPA DO MUNDO. Já esteve na de 1994, nos EUA; na de 1998, na FRANÇA, e na de 2002, no JAPÃO. Faltava só uma boa campanha na ALEMANHA, em 2006. Seu talento começou a despontar no início dos anos 1990, com TELÉ SANTANA, no SÃO PAULO. Depois, brilhou por outros grandes clubes, como PALMEIRAS, ROMA e MILAN. Dia 8 de junho de 2005 ele joga contra a ARGENTINA, pelas Eliminatórias da COPA DO MUNDO de 2006, na ALEMANHA.   
  44 a. do jogo BRASIL 1 x INGLATERRA 0, em JALISCO, em GUADALAJARA, no MÉXICO, durante a COPA DO MUNDO, em 7 de junho de 1970.  Foi a partida mais difícil do BRASIL na COPA DO MUNDO de 1970. O único gol da partida só saiu aos 15 minutos do segundo tempo, com uma jogada trabalhada por TOSTÃO, que seria completada por JAIRZINHO, após um passe perfeito de PELÉ.
  44 a. CAFU nasce no dia 7 de junho de 1970, dia em que o BRASIL vencia a INGLATERRA por 1 a 0 na COPA. Naquele 7 de junho nasce um menino chamado MARCOS, que ficou famoso muitos anos depois como CAFU. Passou a infância e adolescência no JARDIM IRENE, um dos bairros mais pobres de SÃO PAULO. Em 1987, após ser reprovado em 12 peneiras (quatro no SÃO PAULO), foi aceito pelo ITAQUAQUECETUBA, da terceira divisão paulista. Em 1988, técnicos do SÃO PAULO convidam o jogador para treinar na equipe juvenil. Em 1989, foi guindado para o time profissional e conquistou seu primeiro título, o PAULISTÃO. Em 1990, deixou o meio-de-campo para se firmar na lateral, recebendo a primeira convocação para a seleção brasileira. Em 1991, “faturou” o título nacional. Em 1992/1993, foi bicampeão mundial e da Taça Libertadores. Em 1994, substituiu o contundido JORGINHO na final e ajudou o BRASIL a conquistar o tetra nos EUA. Em 1995, foi vendido para o ZARAGOZA, da ESPANHA, voltando a defender o JUVENTUDE, então patrocinado pela PARMALAT. Em 1996, acertou com o PALMEIRAS, time pelo qual conquistou o PAULISTÃO. Em 1997, foi negociado com a ROMA, da ITÁLIA, e faturou o título da COPA AMÉRICA pela seleção. Em 1998, apesar da derrota na final, foi eleito o melhor lateral da COPA DO MUNDO. EM 1999, ganhou a faixa de capitão da seleção. Em 2000, perdeu a braçadeira após deixar a concentração da equipe, em ASSUNÇÃO, no PARAGUAI. Conquistou o Campeonato italiano. Em 2002, foi capitão na conquista do pentacampeonato mundial, tornando o único jogador a disputar três finais seguidas da COPA. Em 2003, foi transferido para o MILAN. Em 2004, sagrou-se novamente campeão italiano. Em 2005, tornou-se o jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira. Em 2006, recuperou-se em tempo recorde de uma artroscopia no joelho, sendo chamado para disputar a quarta COPA de sua carreira.   
  40 a. nasce a atriz FLÁVIA ALESSANDRA MARTINS DA COSTA SIMÕES em 7 de junho de 1974, no ARRAIAL DO CABO, no RIO DE JANEIRO. Foi casada com o ator e diretor MARCOS PAULO. Eles se divorciaram em 2002 e têm uma filha juntos. Sua estréia em novelas foi “TOP MODEL”, em 1989. Interpretou a vilã CRISTINA em “ALMA GEMEA” (2005). Interpreta a ALZIRA em “DUAS CARAS”, novela da GLOBO que estreou em 2007 e prossegue em 2008. É casada com o apresentador OTAVIANO COSTA.
  36 a. do jogo BRASIL 0 x ESPANHA 0, em MAR DEL PLATA, no dia 7 de junho de 1978, pela primeira fase da COPA DO MUNDO 1978, na ARGENTINA. Essa COPA foi levada pela ARGENTINA, ficando o BRASIL apenas com o terceiro lugar. O segundo lugar foi da HOLANDA.  
  35 a. das anotações em 7 de junho de 1979: chegando no CPChq, nesta quinta-feira, leio um rádio onde o Chefe do Estado Maior do CPChq deverá assistir uma palestra da APMBB. Transmito o aviso para o MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA que já vinha se deslocando para a Base.
Jogo de volibol: Coronéis Res: ROLDÃO, TRANCHESI, ALCIONE; TENENTE-CORONEL PM WALDEMAR NOGUEIRA; MAJOR PM Res MATHIAS, TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES, MAJOR PM NIOMAR, TENENTE Ref VITORIANO.
Ainda não foram publicadas as classificações dos coronéis. O CORONEL PM CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL continua no CPChq. O CORONEL PM Res SPANÓ visita o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ (não se encontrava porque estava dando aula na APMBB).
Hoje é o primeiro dia do MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA no CPChq. O MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO passa pelo CPChq.
Em casa LUCINDA fala da doença de sua irmã DEOLINDA (totalmente atacada pelo reumatismo há três dias). Chegam os convites de casamento do JOÃO GOMES e GISLEIDE. Falta a distribuição.
JORNAL NACIONAL: GENERAL FRAGOMENI prepara-se para deixar o II EXÉRCITO. Assumirá uma vaga no Supremo Tribunal Militar.
A exoneração do Ministro MOTA PINTO, em PORTUGAL.
Os guerrilheiros sandinistas conseguem dominar cinco cidades na NICARAGUA.
O PAPA JOÃO PAULO II visita, na POLÔNIA, um Campo de Concentração que, na 2ª Grande Guerra serviu de extermínio de judeus.
Vamos nesta noite visitar o PM ALOÍSIO.
  34 a. morre HENRY MILLER, escritor norte-americano. Em 7 de junho de 1980.
  33 a. aviões israelenses destroem o reator nuclear adquirido pelo IRAQUE, por considerá-lo um perigo para a paz, em 7 de junho de 1981.
  31 a. morrem 170 pessoas em um naufrágio, no RIO VOLGA, devido ao choque de um barco com uma ponte ferroviária. 
  30 a. da publicação de minha transferência do CPChq para o CPAM-1, no dia 7 de junho de 1984. Eu era MAJOR e estava no CPChq há mais de seis anos. Na época, senti sair do choque, mas, depois, apreciei a minha ida para o CPAM-1, onde desenvolvi um bom trabalho. Ali, fui promovido a TENENTE-CORONEL e somente deixaria o CPAM-1 para retornar ao choque, então como comandante do 2º BPChq, em fins de 1986. Mais tarde, promovido a CORONEL em 11 de março de 1988, seria classificado no CPA/M-1 como Comandante. No dia 17 de março daquele ano assumiria o Comando (a festa formal foi em 25 de março de 1988). No ano seguinte, em 10 de janeiro de 1989, deixaria o Comando do CPA/M-1 para ser o Chefe do Estado Maior do CPM (COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO), escolhido pelo CORONEL PM UBIRAJARA PISANI. 
  28 a. grupo conhecido como SENDERO LUMINOSO realiza numerosos atentados durante a visita do presidente argentino, RAUL ALFONSIN, ao PERU, em 7 de junho de 1985.
  28 a. falece o cantor BORORÓ, em 7 de junho de 1986.
  27 a. da implosão do prédio da CESP, na Avenida PAULISTA, no dia 7 de junho de 1987.
  27 a. nasce LEANDRO, filho do SARGENTO PM RENATO VENTURA e CIDA, em 7 de junho de 1987. Outras anotações nesta data: minha intenção neste domingo era ir até POÁ, rever minha mãe. Acontece que chove muito. Além disso não me sinto bem, sem condições de dirigir.
Um espetáculo diferente, deslumbrante, de poucos segundos, acontece exatamente às 10 horas. É implodido, na Avenida PAULISTA, o Prédio da CESP (condenado após o incêndio de 21 de maio). A TV GLOBO faz um trabalho espetacular. Filma a implosão por diversos ângulos. Com isso relembra 16 de novembro de 1975, quando tivemos parte ativa na implosão do MENDES CALDEIRA, na PRAÇA DA SÉ. Trabalhávamos na Seção Operacional do CPC e participávamos de diversas reuniões com os engenheiros responsáveis pela Implosão.
O Sr JOSÉ THOMAZ continua trabalhando no banheiro de casa.
Relembro o CAO-I-77 buscando, em meus arquivos, todas as matérias que estudei há dez anos. Faço uma comparação de todo aquele esforço com o CSP 87. Percebo que naquela época as dificuldades foram bem maiores. Também recordo que em 7 de junho de 1984 (há TRÊS anos atrás) o DIÁRIO OFICIAL publicava minha transferência do CPChq para o CPAM-1. Era MAJOR naquela época.
No segundo turno do Campeonato Paulista, o CORINTHIANS voltou disposto a afastar a má fase do primeiro turno. Hoje vence com méritos o SANTOS pelo placar de 2 a 0.
Visitam a LUCINDA: sua irmã MARIA e os filhos JOÃO RICARDO e SIMONE (acompanhado de seu namorado).
No programa FANTÁSTICO assisto a espetacular Implosão do Prédio da CESP. Presidente JOSÉ SARNEY ainda se encontra em SÃO PAULO. Acompanha o pós-operatório de sua filha ROSEANA. Às 21 horas, ele retorna a BRASÍLIA.
Outros jogos do Campeonato Paulista: PALMEIRAS 1 x MOGI MIRIM 1; PORTUGUESA 0 x NOVORIZONTINO 0; SÃO PAULO 0 x JUVENTUS 2; GUARANI 0 x BANDEIRANTE 0.  
IVAN LENL é campeão em ROLAND GARROS.
  25 a. falecem: CHICO LANDI, NARA LEÃO e o poeta PAULO LEMINSKI, em 7 de junho de 1989.
  23 a. da promoção a CORONEL: ALBERTO NOGUEIRA SCHIAVETTI, em 7 de junho de 1991.      
  23 a. do almoço no restaurante ESTRELA DO SUL, com o Delegado de Polícia MAURÍCIO CERCIARI, seu tio Cel. Res. GUARACIABA DE AGUIAR e JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, no dia 7 de junho de 1991. MAURÍCIO, mais tarde, foi alvo de uma ocorrência fatal, em GUARULHOS, onde perdeu a vida quando o helicóptero em que se encontrava foi alvejado por traficantes, vindo a cair, matando seus ocupantes.
  23 a. da homenagem ao Prof. LUIZ GONZAGA DE FREITAS, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, por ocasião de sua aposentadoria, em 7 de junho de 1991. Foi nosso professor de francês na ESCOLA DE OFICIAIS, no antigo CENTRO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS. Dezenas de turmas de cadetes foram seus alunos. O professor é muito estimado pela oficialidade antiga da POLÍCIA MILITAR.
  21 a. da inauguração da delegacia de CRIMES RACIAIS, no dia 7 de junho de 1993.
  21 a. falece o jogador de basquete croata DRAZEN PETROVIC, em 7 de junho de 1993.
  20 a. da solenidade de posse do Cel. WÁLTER ROBERTO SOLA no comando do CPChq, em 7 de junho de 1994. Já tinha assumido em 26 de maio de 1994.
  20 a. falece o ex- Del. Geral de Pol. AMÂNDIO MALHEIROS LOPES, no dia 7 de junho de 1994.
  20 a. do terremoto que provocou uma avalanche de água e lama numa região montanhosa no sudoeste da COLÔMBIA, com 64 pessoas mortas e mais de 500 desaparecidas, no dia 7 de junho de 1994, nas cidades de CAUCA e HUÍLA. O general CARLOS ALBERTO PULIDO, da polícia NACIONAL, disse à rádio CARACOL que equipes de resgate encontraram 64 mortos e 15 feridos no vale do rio PAEZ, mas acrescentou que muitos outros moradores da região continuavam desaparecidos. O saldo final seria de 589 mortos e 13.400 desabrigados.
  19 a. começa em BELFAST a Conferência Internacional de Paz e Reconciliação de ULSTER, em 7 de junho de 1995.
  18 a. falece o Cel. Ref. ROMEU DE CARVALHO PEREIRA, em 7 de junho de 1996.
  18 a. morre GEORGE DAVIS SNELL, cientista norte-americano, em 7 de junho de 1996.
  17 a. falece o pianista BENÊ NUNES, em 7 de junho de 1997, aos 78 anos. Outras anotações nesta data: um sábado frio, que me deixa desanimado. Passo uma grande parte do dia na biblioteca. Leio o JORNAL DA TARDE, bem como minhas memórias, de 31 de maio a 13 de junho de 1979 a 1989 e 7 a 13 de junho de 1990 a 1996. É uma viagem ao meu passado.
GIL DE FERRAN é o Pole Position do GP de DETROIT, na Fórmula INDY. SCOTT PRUETT é o segundo; ROBERTO PUPO MORENO ocupa a terceira colocação; ALESSANDRO ZANARDI é o quarto; DARIO FRANCHITTI sairá em quinto; MICHAEL ANDRETTI em sexto; GREG MOORE em sétimo; MAURÍCIO GUGELMIN em oitavo; RAUL BOESEL em 14º; ANDRÉ RIBEIRO em 18º; GUÁLTER SALES em 22º lugar.
A PONTE DOS REMÉDIOS, que estava interditada desde terça-feira (dia 3) por causa de uma rachadura, deu mais um susto aos técnicos e operários que nela trabalhavam. No início da manhã a estrutura cedeu 15 milímetros, provocando a interdição da MARGINAL DO TIETÊ, das 9 horas ao meio-dia.
O imperador do JAPÃO e a imperatriz MICHIKO visitam SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Depois, são recebidos pelo governador do PARANÁ, JAIME LERNER, em almoço no JARDIM BOTÂNICO.
COPA DA FRANÇA: INGLATERRA 1 x FRANÇA 0.
ROLAND GARROS: IVA MAJOLI vence MARTINA HINGIS e se torna campeã da ATP TOUR DA FRANÇA.
VIDEOTECA FOLHA Nº 3: O PIANO – LANÇAMENTO DA FOLHA DE SÃO PAULO.
  16 a. REBELIÃO na GUINÉ-BISSAU, em 7 de junho de 1998. Na madrugada deste domingo, tropas comandadas pelo GENERAL ANSAMANE MANÉ provocam uma rebelião na GUINÉ-BISSAU no sentido de provocar a queda do presidente JOÃO BERNARDO VIEIRA. O GENERAL MANÉ foi chefe das Forças Armadas, oficialmente afastado do cargo por acusações de contrabando de armas para guerrilheiros separatistas de CASAMANCE, uma ex-colônia portuguesa anexada pelo vizinho SENEGAL. GUINÉ-BISSAU separou-se de PORTUGAL em 1l975, mas vive crise política permanente.
  16 a. falece LUIZ AUGUSTO (TUCA) PEREIRA DE QUEIROZ, jornalista esportivo do "ESTADO DE SÃO PAULO", no dia 7 de junho de 1998. Outras anotações nesta data: LUCINDA curte um resfriado. Está gripada e tossindo há alguns dias. Não quer ir até POÁ neste domingo, temendo piorar. Faço a viagem sozinho, com temperatura amena. Encontro meu genro ADALVO colocando faixas verde e amarela na frente da escola MULTICURSOS NOBEL, bem como bandeiras do BRASIL. É o sentimento patriótico que mexe com todos nesses dias que antecedem a COPA DO MUNDO, na FRANÇA. A abertura da COPA acontecerá no dia 10 de junho com o jogo BRASIL x ESCÓCIA.
Minha mãe não gosta de futebol e critica o ADALVO. A velhinha é bastante ácida nesses assuntos de futebol, corrida pedestre, corrida de Fórmula 1, etc,etc. Para ela tudo está errado. Continua escrevendo a história de POÁ. Hoje me mostra documentos quando TIA ANTONIETA foi nomeada agente do CORREIO DE POÁ, a partir de 1º de março de 1932. Após o almoço, assisto o Grande Prêmio do CANADÁ. A corrida é cheia de alternativas, com vários acidentes. É interrompida logo após a largada, onde ALEXANDRE WURS, o francês JEAN ALESI e o italiano JARNO TRULLI se enroscaram. O finlandês MIKA HAKKINEN, líder do mundial, tem problemas no carro e não participa da corrida. O escocês DAVID COULTHARD é alijado da prova na 18ª volta. O alemão MICHAEL SCHUMACHER assume a liderança na 44ª volta e vence o GP DO CANADÁ. GIANCARLO FISICHELLA chega em segundo; EDDIE IRVINE em terceiro; WURS em quarto; BARRICHELLO em quinto; MAGNUSSEN em sexto.
Meu filho MÁRIO chega à casa de sua avó quando já estou saindo. MARIZETE, ADALVO e FELIPE vão à festa dos 11 anos do LEANDRO, filho do CABO PM RENATO VENTURA e CIDA.
Quando chego em casa, noto uma grande movimentação de rapazes que moram na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Estão eles enfeitando a rua, inclusive pintando uma enorme bandeira brasileira bem defronte de casa. Vê-se que a COPA DO MUNDO está bem perto.
O espanhol CARLOS MOYÁ venceu sem compatriota e amigo ALEX CORRETJA e conquistou o torneio de ROLAND GARROS.
O desembargador ODYR JOSÉ PINTO PORTO, de 71 anos, morreu vítima de infarto, ontem, no Hospital ALBERT EINSTEIN. Foi Secretário da Segurança Pública em 1993. Também exerceu o cargo de Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania. Foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça em dezembro de 1991 e exerceu essa função até dezembro de 1993. Foi enterrado hoje no Cemitério do MORUMBI. 
  15 a. presidentes da ARGENTINA, CARLOS MENEM, e do BRASIL, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, firmam em BUENOS AIRES um pacto de responsabilidade fiscal, em 7 de junho de 1999.
  15 a. vitória do opositor Partido Democrata da INDONÉSIA para a LUTA (PDIL), de MEGAWATI SUKARNOPUTRI, nas eleições legislativas do país, em 7 de junho de 1999. Outras anotações nesta segunda-feira: o frio ainda é desagradável. A manhã começa preocupante para mim. A questão da distribuição das Medalhas CONSTITUCIONALISTA, MMDC e PEDRO DE TOLEDO sempre me causou confusão. Surgem nomes de última hora, tal como o de HILÁRIO FRANCO, que prejudicam a escolha dos 32 agraciados. O TENENTE PM GUEDES auxilia-me nesse trabalho.
No MMDC, temos uma tarde desagradável. O CORONEL ARY CANAVÓ está amolado porque alguns ofícios que ele mandou fazer na sexta-feira ainda não ficaram prontos. Confunde ele as funcionárias dona MARIA e a ESTER. Ele tem feito certas coisas que precisaria ter passado por mim. Uma das besteiras mais sérias foi convidar o GENERAL LICÍNIO, Comandante do Exército Sudeste, para visitar o MMDC em 15 de junho. Não entrou em contato com o Presidente do Conselho Supremo, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, e agora se limita a fazer uma comunicação de que o GENERAL LICÍNIO estará na Sociedade no dia 15 de junho. O mal do CANAVÓ é pensar que Presidente da Diretoria Executiva tem mais autonomia do que realmente tem. A gestão do Presidente da Diretoria Executiva é limitada pelo Conselho Supremo. Visitam-nos: PASTOR MARINHO e RODRIGO (Diretor do Arquivo Histórico da Sociedade).
A população do VALE DO PARAÍBA está assustada com o clima tenso na região após a fuga de 345 presos da cadeia de PUTIM, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Helicópteros, cães e a cavalaria da PM passaram o dia vasculhando bairros. O delegado seccional, CARLOS MARTINS, e o diretor do presídio GILMAR GUARNIERI foram afastados dos cargos.
O menino FELIPE DOS SANTOS SANTANA, de 4 anos, foi encontrado morto com um tiro no ouvido, próximo à casa onde morava, no JARDIM HORIZONTE AZUL, zona sul da capital.
Em casa, LUCINDA continua tossindo, curtindo mais uma gripe nessa época do ano. Estou lendo O RIO DO TEMPO, de HERNÂNI DONATO. É a história de ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, o ALEIJADINHO. Mostra os costumes brasileiros nos meados do século XVIII e início do século XIX.  
  14 a. transf. reserva:- TENENTE-CORONEL PM RAYMUNDO DOS SANTOS, do Estado Maior Especial, em 7 de junho de 2000.
  14 a. falece o empresário PEDRO PLA, dono da rede de Lojas de Fotografia DE PLA. Aos 67 anos, vítima de um infarto. Em NITERÓI, no dia 7 de junho de 2000.
  14 a. juiz federal norte-americano THOMAS PENFIELD JACKSON propõe a MICROSOFT em duas empresas para evitar o monopólio no mercado de programas de informática, em 7 de junho de 2000.

ACONTECEU EM 7 DE JUNHO DE 2001 : -      QUINTA-FEIRA
Nesta manhã, o BRASIL perdeu da FRANÇA por 2 a 1. O desastre poderia ter sido ainda pior se o adversário não desperdiçasse tantos gols. A Seleção praticamente não teve chances no ataque e só marcou em cobrança de falta. O BRASIL agora disputa o terceiro lugar da COPA DAS CONFEDERAÇÕES com a AUSTRÁLIA. FRANÇA e JAPÃO são os finalistas.
A reunião no MMDS às 11 horas não apresenta novidades. Mantenho uma série de contatos a respeito do 9 de julho. O CORONEL PM ALEGRETTI, da Chefia do Gabinete do Comandante Geral manda-me os três nomes apontados pelo CORONEL PM RUI CÉSAR MELO para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
O TENENTE PM JÚNIOR manda-me os dois nomes indicados pelo CORONEL PM RENALDO. Com isso, fecha-se o quadro das medalhas. O TENENTE-CORONEL PM JOEL, da DAMCO, telefona-me para acertar detalhes da Solenidade. CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES comunica-me que pagou pelo banco a anuidade de 2001, como Conselheiro.
A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo manda-me cinquenta cartazes alusivos a uma exposição sobre a Revolução Constitucionalista no mês de julho. O TENENTE-CORONEL PM PERRENOUD mandará esses cartazes para os batalhões.
CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES vem ao MMDC em companhia do ex-combatente de 1932, GINO STRUFFALDI. Esse senhor aceitou assumir o cargo de comandante simbólico do Exército Constitucionalista em 9 de Julho. Acompanhando-os está o senhor JOSÉ MARIA BARBOSA MARQUES, de BELÉM DO PARÁ, hóspede do CORONEL PM MENDES.
Já em casa, telefono paa o superintendente da rede RECORD, DEMERVAL GONÇALVES e Doutor WALDEMAR BERTACHINI, vice-presidente do Conselho Geral da Comunidade, na Polícia Militar. Esses são os nomes que o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO escolheu, bem como o do 4º Vice-presidente do Tribunal de Justiça, HERMES PINOTTI, que já constava do quadro de medalhas.
Assisto BOCA JUNIORS 2 x PALMEIRAS 2, no Estádio de LA BOMBONERA, em BUENOS AIRES. O PALMEIRAS foi muito prejudicado pelo juiz. Merecia ter vencido esse jogo. 

FALECEU o ex-presidente da Bolívia, VICTOR PAZ ESTENSSORO, aos 93 anos. Ele tinha sido internado num hospital de LA PAZ, com trombose e sua morte ocorreu pouco depois de uma cirurgia de amputação da perna afetada. PAZ ESTENSSORO governou a Bolívia por 4 vezes, entre 1952 e 1989 e liderou um movimento nacionalista que combateu a oligarquia  mineradora  que dominava o poder no país desde 1980.

ASSASSINADO O INVESTIGADOR ERNESTO CAMPILHA DE OLIVEIRA, de 32 anos, do 4o. DP DE GUARULHOS (JARDIM ANGÉLICA). Foi morto a tiros na avenida REDENTORA, CUMBICA, por volta das 15 horas. OLIVEIRA recebeu dez tiros, a maioria na cabeça. O assassino estaria no carro com OLIVEIRA quando disparou os primeiros tiros. Depois, empurrou o investigador para fora, passou para a banco de passageiro e, com OLIVEIRA caído na rua, ainda disparou vários tiros. O assassino fugiu com o carro do investigador, um ESCORT, encontrado na avenida SANTOS DUMONT.

O EX-PRESIDENTE ARGENTINO CARLOS MENEM saiu de uma audiência judicial direto para a um helicóptero da polícia, que o levou a casa de campo onde ficará em regime de prisão domiciliar, acusado de contrabando de armas. Passou a ser o primeiro ex-presidente argentino detido por um delito comum quando o juiz federal JORGE URSO determinou sua prisão sob acusação de ser o chefe de uma “associação ilícita"- a venda ilegal de armas para a CROÁCIA e o EQUADOR durante o seu governo.

FALECEU o jornalista GENILSON SENCHE, aos 54 anos, vítima de câncer. SENCHE fundou o jornal "FOLHA DA REGIÃO", em ARAÇATUBA, há 29 anos. Foi correspondente de O ESTADO DE SÃO PAULO na cidade de ARAÇATUBA durante a década de 70. Descobriu que tinha câncer no pulmão em 1999. Foi operado e fez tratamento com quimioterapia e radioterapia. Em 2000, o câncer reapareceu e se alastrou.

O CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES trouxe à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC o veterano CAPITÃO do Exército R/R GINO STRUFFALDI, que será o novo Comandante Simbólico do Exército Constitucionalista , cuja posse acontecerá em 9 de julho. GINO STRUFFALDI fora associado do MMDC há muitos anos atrás. Perdoamos a sua inadimplência e ele continuará associado, mas quer que sua carteira antiga seja a mesma.    

TONY BLAIR, de 48 anos, derrotou o conservador WILLIAM HAGUE, nas eleições da GRÃ-BRETANHA. É a primeira vez que o feito é alcançado nos 100 anos da história do Partido Trabalhista. Foi uma vitória histórica nas eleições gerais que deram aos trabalhistas 412 cadeiras no Parlamento, contra 166 para os conservadores e 52 para os liberais. A abstenção foi bastante elevada. HAGUE renunciou à liderança do Partido Conservador. “TONY BLAIR voltou a DOWNING STREET depois de sua histórica segunda vitória esmagadora. Ele reformou radicalmente seu gabinete, reforçando que agora tem um mandato para transformar a GRÃ-BRETANHA. BLAIR não perdeu tempo em usar sua nova e poderosa autoridade para mostrar que estava firmemente no controle do governo e de WHITEHALL.” (publicado no site da BBC após a vitória de BLAIR).

NA PENITENCIÁRIA DE PIRAQUARA prossegue a rebelião iniciada ontem, por volta das 17h30. Os líderes estão negociando diretamente com o Secretário da Segurança Pública do Paraná, JOSÉ TAVARES. Foi elaborada uma lista dos detentos que deverão ser removidos na Penitenciária.  

HONDURAS e NICARÁGUA firmam um acordo para consolidar a confiança mútua e evitar conflitos em suas fronteiras e na zona marítima.

2 002  :  -   SEXTA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE mostrava que a prefeita MARTA SUPLICY havia afirmado que iria punir o mais rápido possível os diversos funcionários públicos que estavam envolvidos em esquemas de corrupção na capital. Além disso, 5 mil pessoas haviam se reunido na Favela de HELIÓPOLIS para a quarta PASSEATA PELA PAZ. A edição também trazia detalhes da COPA DO MUNDO NO JAPÃO.

Prossegue a fase inicial da XVII COPA DO MUNDO, onde as seleções, em número de trinta e duas, lutam pela classificação. No primeiro jogo da madrugada, a SUÉCIA venceu a NIGÉRIA por 2 a 1, sendo que a NIGÉRIA é a segunda seleção desclassificada da COPA (a primeira foi a ARÁBIA SAUDITA). Por sua vez, a ESPANHA derrotou o PARAGUAI por 3 a 1, vindo a ser a primeira seleção a ser classificada para as oitavas– de-final. No esperado jogo da COPA, no GRUPO DA MORTE, a INGLATERRA venceu a ARGENTINA por 1 a 0.
Vou tarde para SÃO PAULO. Pouco tempo permaneço no MMDS, onde os oficiais já tinham tomado destino para as aulas do dia. Mantenho alguns contatos por causa da “grade” da Medalha CONSTITUCIONALISTA, onde foram indicadas pessoas sem o respectivo endereço, causando um grande embaraço para a organização da lista.
Por volta das 14:30 horas, chega o Coronel ANTÔNIO CARLOS MENDES e vamos ao INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, onde a presidente, doutora NELLY CANDEIAS, está à nossa espera. Trocamos idéias para a realização de uma solenidade sobre os setenta anos do Movimento Constitucionalista em 31 de julho. Quer ela oferecer brindes a determinadas pessoas. O veterano SILVEIRA PEIXOTO será homenageado como representante de todos os ex–combatentes de 32. O poeta PAULO BOMFIM declamará a oração ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA. No início da solenidade, a presidente está reservando uma surpresa, a inauguração de um imenso painel. Sugerimos que lanceiros permaneçam nas extremidades da mesa de trabalho e que esse painel seja descerrado ao som do PARIS BELFORT, entoado pelo CORAL da PM. O Cel. MENDES está mais acostumado com o cerimonial e ajuda a doutora CANDEIAS na montagem dessa solenidade.
Deixando o Instituto Histórico e Geográfico, passo pelo MMDC novamente. O Sr. MARCONDES atendeu ao arquiteto que está tratando da reforma do Monumento–Mausoléu e agora está sendo entrevistado por um aluno da Faculdade CÁSPER LÍBERO. O VASCO, está colocando no computador a “grade” das medalhas que serão entregues na solenidade do dia 9 DE JULHO.

Em casa, LUCINDA conta-me que visitaram, nesta tarde, a sua mãe e o seu irmão JOSÉ. Ele está se recuperando de problemas delicados do pulmão. O pior é que os gastos com remédios e o fato de estar sem trabalhar, encostado na “caixa”, faz com que passe por uma crise financeira. LUCINDA quer ajudá-lo.

Telefona-me o Cel. Ref. PLÍNIO ANGANUZZI. Hoje à tarde ele esteve na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde foi levar o seu currículo para a concessão da Medalha Constitucionalista. Sofreu com um resfriado e um ataque de ácido úrico. Conversamos durante um bom tempo sobre a nossa antiga FORÇA PÚBLICA, lembrando nomes de oficiais que foram carismáticos na Corporação: Coronéis HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, ARRISSON DE SOUZA FERRAZ, COTRIM, CONDEIXA, GAIA e muitos outros. É a hora da saudade.
       
Deitada no chão da cozinha, atrás de um armário de madeira, MAUREEN CRISTINE JAMAS, filha de um empresário do ramo de combustíveis de SOROCABA, de 22 anos, debilitada e quase sem forças, começou a chorar quando um grupo de homens armados, vestidos com roupas pretas, avisou que ela estava livre. Levada havia 91 dias, no mais longo seqüestro deste ano em São Paulo, MAUREEN abraçou um delegado e pediu que a levasse para casa. Ela emagreceu 20 quilos. Saiu do cativeiro caminhando com dificuldades para o carro da polícia que a levaria ao encontro dos pais. No cativeiro, uma casa perto do centro de MAUÁ, os policiais prenderam o pernambucano DANTE APOLINÁRIO FERREIRA, vigilante, que tomava conta de MAUREEN. Outros três seqüestradores já estavam detidos. Os dois primeiros foram presos na Rua REDENTOR, em IPANEMA, no RIO, ontem, quando falavam num telefone público com o pai de MAUREEN.

Na AORRPM, com início às 16 horas, comemoram seus aniversários o CAPITÃO Ref. HÉLIO CAMILLI, 1º Diretor de Relações Públicas e Presidente da COOPMIL e o Tenente Ref. CORNÉLIO DA SILVA MUDO. O Deputado Federal MICHEL TEMER, presidente nacional do PMDB, acompanhado de seus assessores, o deputado federal HÉLIO CÉSAR ROSAS, o vereador ROGER LIN, bem como muitos sócios da AORRPM e cooperados da COOPMIL, familiares e convidados especiais prestigiam o evento.
  
Terminou em tragédia o drama de um casal de missionários americanos seqüestrado há mais de um ano pelo grupo radical islâmico das FILIPINAS, ABU SAYYAF, ligado ao terrorista OSAMA BIN LADEN. MARTIN BURNHAM foi morto durante troca de tiros entre rebeldes do grupo e soldados do Exército filipino. A mulher de MARTIN, GRÁCIA, foi ferida.

Um tribunal de NORWALK, CONNECTICUT, EUA, considerou MICHAEL SKAKEL, sobrinho do ex–senador ROBERT KENNEDY – este, irmão do ex–presidente JOHN KENNEDY -, culpado do assassinato de uma jovem, cometido em outubro de 1975, na cidade de GREENWICH. SKAKEL, hoje com 41 anos, tinha 15 quando MARTHA MOXLEY, da mesma idade, foi assassinada a golpes de tacos de golfe. Os dois eram vizinhos e pertenciam ao mesmo grupo de amigos e, por isso, as suspeitas recaíram sobre SKAKEL. O veredicto foi dado após três dias de julgamento. Mas foram mais de duas décadas de investigações e de complexas disputas judiciais sobre qual jurisdição deveria ser aplicada, a de menores ou de adultos – como acabou ocorrendo.

Libertado pela Justiça argentina o ex–ministro da Economia DOMINGO CAVALLO. Ele ficou dois meses na prisão, acusado de negligência diante do contrabando de armas para a CROÁCIA e para o EQUADOR nos anos 90, no mesmo processo que obrigou o ex–presidente CARLOS MENEM a cumprir seis meses de prisão domiciliar em 2001. Em BUENOS AIRES.

Anunciada a separação da atriz JENNIFER LOPEZ, casada há menos de um ano com o dançarino CRIS JUDD. Foi o segundo casamento dela. O anterior, com o modelo cubano OJANI NOA, durou um ano e meio.
 
MORREU o pintor e fotógrafo uruguaio NAUL OJEDA, em ARLINGTON, nos EUA, aos 62 anos, após sofrer uma cirurgia pulmonar para controlar seus problemas respiratórios.

2 003  :    -     SÁBADO
Pela manhã, recebo um telefonema do Sr. NOGUEIRA, proprietário da PAPELARIA SÃO MIGUEL, em SÃO PAULO, dando a notícia do falecimento do seu pai, o veterano do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, PAULINO DELFINO NOGUEIRA, morto na madrugada deste sábado. O enterro será à tarde, às 16 horas, no cemitério da PAULICÉIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Lembro do PAULINO, num de nossos últimos encontros, na cidade de POÁ, em 26 de março de 2000, quando participou do 51º aniversário da emancipação da cidade, ao lado dos veteranos GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO e CARLOS AUGUSTO FRANCISCO SOFFREDI. O PAULINO freqüentava, assiduamente, a Sociedade Veteranos de 32, nos fins dos anos 90. Depois do falecimento de sua esposa, tristonho por perder a companheira, não mais saia de sua residência. Mesmo assim, ainda compareceu no 9 de julho do ano passado e, por vezes, ligava para o MMDC para saber de notícias. Ontem, o PAULINO completou 93 anos.
Ligo para a casa do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Ele não se encontra. Deixo o recado da morte do PAULINO com dona JÚLIA. Mais tarde, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC liga para mim. Comentamos esse fato doloroso e o que foi a reunião da Diretoria Executiva de ontem. Algumas conversas mais inflamadas da reunião não deverão constar da ATA que já estou elaborando neste sábado.
JOSÉ (irmão da LUCINDA) e DORA visitam dona ESMERALDA na tarde deste sábado. Ela está bem de saúde, divertindo-se com as visitas. Ontem, durante o barulho das músicas tocadas na quermesse, diz LUCINDA que sua mãe batia as mãos e dançava alegremente, não se importando com a algazarra do pessoal na rua. Pelo contrário, achava tudo muito alegre. Já ao cair da noite, o PAULO CÉSAR e seus amigos vão preparar as barracas para o segundo dia da quermesse.

O SANTOS ganhou hoje do GUARANI por 2 a 1, em CAMPINAS, e assumiu a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO, ao lado do CRUZEIRO. O time de VILA BELMIRO virou em três minutos, com gols históricos. DOUGLAS fez o MILÉSIMO GOL SANTISTA EM CAMPEONATOS NACIONAIS. ELANO marcou o de número 1 001.

Hoje à noite é rezada uma missa no Centro Pastoral de Juventude da Companhia de Jesus, em PERDIZES. Amanhã, às 11 horas, o arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, celebrará uma missa na CATEDRAL DA SÉ. Nessa ocasião, será apresentada a relíquia de ANCHIETA, uma parte dos ossos do padre guardada pela Companhia. Na segunda-feira, dia 9, haverá outra missa na Igreja de São Luís pelo DIA NACIONAL DE ANCHIETA, sempre comemorado nessa data. Seis meses antes do nascimento de SÃO PAULO, em 1554, um noviço da COMPANHIA DE JESUS desembarcou em SALVADOR para dar início a uma trajetória que incluiu a fundação daquela que seria a maior cidade do País. Para marcar os 450 anos da chegada do padre JOSÉ DE ANCHIETA ao BRASIL, no dia 13 de julho, está programada uma série de eventos que começa hoje e vai se estender até o aniversário da cidade paulista, no dia 25 de janeiro de 2004. As comemorações foram organizadas pela Associação Pró-Canonização de JOSÉ DE ANCHIETA, entidade ligada à COMPANHIA DE JESUS responsável pelo processo de canonização de ANCHIETA.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram hoje da 11ª MARCHA PARA JESUS, na zona norte de SÃO PAULO, segundo a Polícia Militar. Os organizadores acreditam que pelo menos 2 milhões de pessoas prestigiaram a caminhada. Outra multidão acompanhou a marcha das janelas de apartamentos, casas, restaurantes, obras, em cima de muros e até em um andaime ao lado de outdoor. A maior parte do público era jovem, de diversas igrejas e entidades evangélicas. Durante o percurso, que começou na estação PARADA INGLESA do METRÔ em direção à PRAÇA DOS HERÓIS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA, houve orações, música gospel em trios elétricos, pulos e saudações como “SOU DE JESUS!”. O propósito da marcha foi levar pessoas a caminhar em prol da paz. O evento é mundial e acontece no BRASIL há onze anos. Cinco carretas funcionavam como postos de arrecadação de alimentos para o programa FOME ZERO. Os evangélicos fizeram oração em frente ao prédio do DEIC, pedindo proteção a delegados, investigadores e detentos. O evento causou problemas no trânsito em alguns pontos da região. A marcha tinha cinco quilômetros e, em função do percurso, as principais ruas de SANTANA ficaram paradas.

RESTAURADO o quadro SANTO ANTÔNIO (1942), de CÂNDIDO PORTINARI, cujo centenário é comemorado neste ano. A tela estava infestada de cupins e trincada por infiltrações de água.

ANUNCIADA a gravidez da atriz DANIELLE SPENCER, de 32 anos, casada desde abril com o ator RUSSELL CROWE, de 39 anos.

RATIFICADO pelo presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, de 50 anos, o TRATADO DE MOSCOU, assinado em maio de 2003 entre PUTIN e GEORGE W. BUSH. O documento obriga a redução de arsenais bélicos, até 2021, a dois terços do volume atual.

Duas pessoas morreram durante uma missa ao ar livre, rezada neste sábado pelo PAPA JOÃO PAULO II no leste da CROÁCIA, aparentemente em decorrência de ataques cardíacos causados pelo forte calor. Uma delas tinha 40 anos, mas havia informação sobre a outra vítima da alta temperatura. A missa na cidade de OSIJEK teve a participação de aproximadamente 20 mil fiéis. Várias pessoas desmaiaram devido às temperaturas de mais de 30º C. Muitos chegaram a passar horas debaixo do calor, fora do comum para o País, esperando a cerimônia começar.
  
2 004   :    -  SEGUNDA-FEIRA
Um belo casal se encontra em um navio de imigrantes italianos que ruma ao BRASIL no início do século passado. Os dois se apaixonam. Em terra nova, enfrentam desencontros e tragédias até o esperado final feliz. Por dez meses, o País acompanhou a saga de GIULIANA (ANA PAULA ARÓSIO) e MATTEO (THIAGO LACERDA) em “TERRA NOSTRA” –sucesso da GLOBO que teve média histórica de 50 pontos no IBOPE. A trama de BENEDITO RUY BARBOSA substitui “CORPO DOURADO” no “VALE A PENA VER DE NOVO”, a partir de hoje. Sob a direção de JAYME MONJARDIM, “TERRA NOSTRA” seria lembrada pela boa química de mais dois casais: FRANCESCO/PAOLA, formado por RAUL CORTEZ e MARIA FERNANDA CÂNDIDO; e BARTOLO/LEONORA (ANTÔNIO BALLONI e LU GRIMALDI). Os primeiros fizeram o público torcer pelo romance entre o jovem mais velho e a jovem belíssima. Já CALLONI e LU formaram o casal que resiste as adversidades para manter a família unida. Também seria lembrada como a novela do “amore mio”, dito à exaustão por MATTEO, e por uma trilha sonora que embalou o País na voz de AGNALDO RAYOL e companhia. GUMERCINDO (ANTÔNIO FAGUNDES) é o fazendeiro no interior de SÃO PAULO que se vê às voltas com os italianos, a nova mão-de-obra que chega para substituir os negros nas lavouras de café. MARIA DO SOCORRO (DÉBORA DUARTE) é a mulher submissa de GUMERCINDO, que vive para cuidar da casa e dos filhos. O casal tem duas filhas de caráter opostos: ROSANA (CAROLINA KASTING) e ANGÉLICA (PALOMA DUARTE).

CORONEL MENDES telefona-me para dizer que levará sua esposa à CRUZ AZUL, à tarde, não podendo comparecer na reunião da COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Pede-me também para que eu faça um contato com o 8º DISTRITO NAVAL, para acertar detalhes com relação à medalha “AMIGO DA MARINHA”, que iremos receber em 11 de junho de 2004, próxima sexta-feira, naquele Comando, na data em que se comemora a BATALHA DE RIACHUELO. Por outro lado, o atual comandante do 8º DN, VICE-ALMIRANTE MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA, está sendo indicado por nós para receber a medalha CONSTITUCIONALISTA, no 9 DE JULHO. Mais tarde, trataremos desses assuntos.
Esqueço do almoço combinado com os oficiais do MMDS e, por volta do meio-dia, sou lembrado disso e vou para a AORRPM. Ali, me reúno com: CARBAIA, MARIO MARGARIDO, OREZ, ALEMÃO, AMÉRICO, CRISTIANO e RAFAEL. Estudamos, durante o almoço, muita coisa para esse mês de junho. Alguns deles me acompanham até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde passamos a fazer a “grade” de distribuição de medalhas CONSTITUCIONALISTA. Dona CÉLIA já confecciona os primeiros ofícios de OUTORGA da medalha para o comandante do 8º DN, do IV COMAR, para o Presidente do Tribunal de Justiça, para o Procurador Geral de Justiça do Estado, para o Presidente da Assembléia Legislativa; também faz os ofícios para indicação de outros oficiais superiores das Forças Armadas. Alguns telefonemas, como por exemplo o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e um de SOROCABA (ainda sobre a polêmica gerada pela sigla MMDCA), vão me atrapalhar o trabalho de distribuição da medalha, pois logo mais tenho a reunião da Comissão Cívica e Cultural, na Associação Comercial.
Chego atrasado nessa reunião, junto com GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU. Muita gente comparece na reunião de hoje, podendo citar entre eles: VIVIANO FERRANTINI, ANTONIO AUGUSTO BIZARRO, professora EDIMARA DE LIMA RODRIGUES, DANIELA FERRAZ, GAETANO BRANCATI LUIGI, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. FRANCISCO GIANNOCCARO preside a reunião. Fecha os aprontos para a solenidade de 7 de julho, no Tribunal de Justiça. O 9 de julho passa a ser prioridade, daqui em diante. Estudamos a participação de escolas e outras entidades no desfile; publicação da revista Digesto Econômico, sobre os 72 anos do Movimento Constitucionalista; cartazes, contatos com o oficial da Escola de Educação Física, encarregado de organizar o desfile cívico. Escolhemos dois membros da comissão para serem agraciados com a medalha CONSTITUCIONALISTA: VIVIANO FERRANTINI e OGG POZZOLI. Um terceiro nome, o do BIZARRO, foi levantado no momento pelo presidente, mas, em votação, ficou para o nove de julho de 2005. Acontece que, logo depois do término da reunião, BIZARRO vem conversar comigo e esclarece um fato que, naturalmente, se eu soubesse antes da escolha, teria lhe dado preferência: é que ele foi o principal articulador dessa Comissão, junto a ALENCAR BURTI, antes mesmo de se cogitar da criação dela. Mostra uma foto da comemoração dos 60 anos da Revolução de 1932, em que já a Associação Comercial participava das comemorações do NOVE DE JULHO e ele está junto a outros simpatizantes do evento. O CORONEL PAULO TENÓRIO fica conversando conosco, também depois da reunião (onde estão também o BIZARRO e o FERRANTINI), para acertos referentes a entidades que participarão do desfile. A professora EDIMARA participou, em parte, dessa segunda reunião. Com o CORONEL PAULO e BIZARRO deixamos a Associação Comercial. Esse atraso faz com que pegue condução difícil para o retorno a GUARULHOS.
Quando chego em casa, LUCINDA diz que o MENDES acabara de ligar para dizer que uma reunião combinada para amanhã, na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA, na Rua TABATINGUERA, com o jornalista MARCELO GODÓY, do O ESTADO, ficou transferida para dia 9. Faço um  contato com o celular do meu colega e lhe explico detalhes do que ficou acertado hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e na Associação Comercial.
Mantenho um contato com a residência de meu primo RENATO, com a intenção de cumprimentar o LEANDRO, que hoje está completando DEZESSETE ANOS. A CIDA, sua mãe, me atende. O LEANDRO está trabalhando. Diz ela que a MARIZETE marcou a missa de mês do falecimento de minha mãe para 11 de junho. Em seguida, ligo para minha filha, a fim de confirmar detalhes dessa missa. Será realizada na noite da sexta-feira, por volta das 19 horas.
LUCINDA está passando maus bocados com uma dor-de-dente. O rosto está inchado. Ela reclama das dores. Isso vem acontecendo desde a última sexta-feira. Parece que piorou de ontem para hoje.        

Foram presos hoje, 34 dias depois da morte do corintiano MARCOS GABRIEL SOARES CARDOSO – em decorrência de um confronto entre torcedores a caminho do MORUMBI em dia de clássico –, três palmeirenses indiciados por homicídio doloso. Entre eles, o presidente da Torcida Organizada MANCHA VERDE, JÂNIO CARVALHO SANTOS.

Dez homens armados tentaram realizar um resgate de presos, às 3:30 horas, no 55º DP (PARQUE SÃO RAFAEL), zona leste. Policiais Militares intervieram e conseguiram evitar o ataque da quadrilha. Houve perseguição e troca de tiros pelo bairro. Um bandido foi morto em confronto com a ROTA. O TENENTE JACKSON ALEXANDRINO RIBEIRO, da 7ª Companhia do 19º BPMM, conta que três PMs estavam apresentando uma ocorrência quando os bandidos chegaram num MONZA, um CORSA e um UNO. Dois PMs que estavam do lado de fora do prédio viram os ocupantes dos carros descendo armados e avisaram os colegas que estavam dentro da delegacia. “Todos saíram. O bando começou a atirar e fugiu”, explicou o tenente. Os PMs pediram apoio pelo rádio. Na esquina das avenidas SAPOPEMBA e SATÉLITE, foi feita uma tentativa de fechar o UNO, e o PM EDUARDO DANTAS DE PAULA, da 3ª Companhia do 19º BPMM, foi baleado. O tiro varou sua mão esquerda e atingiu a direita. Ele foi levado para o PS SÃO MATEUS e depois transferido para o Hospital Militar. Durante a perseguição, os carros dos bandidos se separaram. Na avenida RODOLFO PIRANI, o UNO furou um bloqueio e a viatura da ROTA conseguiu seguir o veículo. Os marginais entraram numa rua de terra que sai da RUA BANDEIRA DE ARACAMBI, no JARDIM SANTO ANDRÉ e acabaram atolando. Houve confronto e ALEXSSANDRO BORGES ROCHA, que estaria armado com uma pistola calibre 45, foi baleado pelos PMs da ROTA. Ele morreu no PS SÃO MATEUS. Os outros dois companheiros dele conseguiram fugir.

O biólogo HERMAN LENT, a maior autoridade em insetos transmissores da doença de CHAGAS, morreu nesta segunda-feira, aos 93 anos, no RIO. Ele  lecionou em instituições no BRASIL e no exterior, foi condecorado COMENDADOR DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO, em 1995; era membro fundador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e detentor do PRÊMIO COSTA LIMA – o maior da entomologia nacional. Assinou pelo menos 230 trabalhos. Nos últimos anos, LENT continuava trabalhando na Universidade SANTA ÚRSULA e no Instituto OSWALDO CRUZ.

CASSADA a liminar que impedia o indiciamento das ex-diretoras do Plano de Atendimento à Saúde (PAS), MARIA MALDONADO e SANDRA DO ESPÍRITO SANTO, em inquérito que apura crime de peculato entre 1996 e 1997, pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO.
 
A colunista LYA LUFT, revista VEJA, foi premiada pela Fundação CONRADO WESSEL, na categoria literatura. Cinco pesquisadores também ganharam o prêmio. Os laureados, que receberam cem mil reais, foram escolhidos com base em indicações de universidades federais, ministérios e outras instituições, em SÃO PAULO.

Foi premiado com o PRÊMIO IMPERIAL JAPONÊS, por contribuir para o enriquecimento cultural da humanidade, o arquiteto brasileiro OSCAR NIEMEYER, que receberá 135 mil dólares, em TÓQUIO.

CONDENADO a quinze anos de prisão o ex-presidente de RUANDA, PASTEUR BIZIMUNGU, por promover divisões étnicas no País e incitar a violência racial. BIZIMUNGU, de etnia hutu, foi o primeiro presidente de RUANDA depois do genocídio de 1994, quando mais de oitocentos mil ruandeses morreram. Em KIGALI.


2 005   :   -   TERÇA-FEIRA  2/16115H4131/    1188215202/ (162-165).
Na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), em SÃO PAULO, o 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS – GUARULHOS – receberá o Certificado de Sistema de Qualidade ISSO 9001-2000, concedido pela FUNDAÇÃO ALBERTO VANZOLINI, em dezembro de 2004. De acordo com o TENENTE-CORONEL PM VANDERLEI DE MELLO, comandante do 5º GB, para receber o certificado as unidades passaram por auditoria e ainda tiveram de sofrer algumas adaptações. “Durante 18 meses todos os bombeiros passaram por curso específico de salvamento e resgate; verificação dos equipamentos das viaturas; análise de projetos e cumprimento de prazos, entre outros”, contou. O certificado de qualidade é válido por doze meses, mas a cada seis meses o 5 º GB passará por nova auditoria. O Destacamento de Bombeiros de GUARULHOS foi instalado na Avenida MONTEIRO LOBATO, 500, criado em 1963. Em 1875 passou por reorganização, transformando-se no 5º Grupamento de Bombeiros, passando a ter três sub-grupamentos, com sede em GUARULHOS, OSASCO e MOGI DAS CRUZES. Em 2002, há nova reestruturação, época em que passa a responder somente pelo atendimento da região Metropolitana Leste. Hoje, o 5º GB responde por 15 municípios da região Leste da Grande SÃO PAULO.      

Todos os jornais dão ênfase para a prisão do filho de PELÉ, tal como o caderno METRÓPOLE, de “O ESTADO DE SÃO PAULO”:
“EDINHO, FILHO DE PELÉ, É DETIDO EM MEGAOPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO”. Policiais do DENARC prenderam cerca de 50 pessoas, entre elas “NALDINHO”, considerado um dos maiores traficantes do Estado.

Não estou bem de saúde nesta manhã. Além de sentir que a pressão está alta, sinto-me confuso. Não vejo com bons olhos esse período de transição na presidência do Sr MARCONDES para a da que o GINO STRUFFALDI irá assumir daqui a um mês exatamente. 0 9 DE JULHO está se aproximando e o Sr MARCONDES abandonou a Sociedade. Para se colher alguma assinatura dele há necessidade de levar o documento em sua casa. Mas para se deslocar até seu sítio, nesta manhã, ele tem tempo. Não procede, portanto a história que se encontra doente, pois seu sítio fica bem distante do local onde mora. Não tem mais mantido contato telefônico comigo e está deixando escoar morosamente os dias que o separam da assunção da presidência do GINO.
Por volta das 12:30 horas estou no MMDS, numa data em que há aumento da temperatura. VICTÓRIO ainda demonstra ressentimento por ter eu brecado sua idéia de megaoperação. Aos poucos vai voltando a conversar comigo, principalmente agora que precisa de meu auxílio na contabilidade da Entidade. AMÉRICO vai ao BANESPA para acertar as contas do mês de junho. Amanhã deverão participar de um exercício de segurança num supermercado, logo cedo.
Às 15 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Os ofícios para o COMANDO SUDESTE, 1V COMAR, 8º DISTRITO NAVAL, MAÇONARIA e DELEGADO GERAL estão à espera do CORONEL PM MENDES, que também está afastado da Sociedade nesta semana. Em contato telefônico comigo, diz que amanhã ele pegará esses documentos e fará entrega na quinta-feira, dia 9. Já está tarde, porque a data marcada para a entrega dos currículos das pessoas indicadas deverão chegar na Sociedade até o dia 14.
Fico sabendo que a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, secretária das Medalhas, foi remanejada da DAMCO para a zona norte. Isso é um grave complicador na ligação da Sociedade com a Polícia Militar. Quem irá fazer o seu papel? Até agora não temos uma resposta para a sua substituição. Será que ela tem condições de continuar desempenhando esse trabalho voluntário junto ao MMDC?
A crise financeira continua castigando a Sociedade. Nem bem foi acertada a conta telefônica e já surge uma nova. Com isso, não temos a internet funcionando. Agora precisamos encaminhar a Convocação para o dia 7 de julho, dia da posse dos novos dirigentes e não há dinheiro para a compra de selos. Por volta das 16 horas, pessimista com esse quadro e o pouco caso dos associados, pois não há a devida colaboração, deixo o MMDC, pensando porque motivo me preocupo tanto com a Entidade quando a maioria não se interessa pela mesma.
  
Em uma sala fria, no quarto andar do Departamento de Narcóticos, no BUTANTÃ, o maior jogador de futebol de todos os tempos chorou. Eram 13 horas, momento em que ÉDSON ARANTES DO NASCIMENTO, REI PELÉ, pôde abraçar seu filho, o ex-goleiro ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o EDINHO, autuado em flagrante por associação ao tráfico de drogas e preso na segunda-feira, dia 6, em SANTOS, em operação policial que deteve 52 pessoas, sendo 13 delas autuadas em flagrante. Envergonhado, EDINHO confessou ao pai e à polícia que é dependente químico. Pediu perdão. Durante entrevista coletiva, o advogado de EDINHO, SÍDNEY GONÇALVES, leu trechos da carta escrita pelo ex-goleiro à imprensa. EDINHO admitia ser viciado e confessava ter perdido totalmente o controle em relação à droga. PELÉ paralisou, olhou no vazio, os lábios tremeram e as lágrimas escorreram. O REI se mostrou incrédulo e frágil, e se questionou: “Infelizmente, talvez eu tenha trabalhado demais e não deu para perceber isso (o envolvimento do filho com drogas”. PELÉ acredita que o drama vivido por sua família é um desafio. “É lamentável, porque era uma luta que eu tinha, intensa, contra as drogas. Não percebi que dentro de casa estava ocorrendo isso”. A polícia afirma que EDINHO é mais do que um simples usuário de drogas e teria estreitas ligações com o empresário RONALDO DUARTE BARSOTTI DE FREITAS, o “NALDINHO”, também preso sob acusação de ser o chefe do tráfico na BAIXADA SANTISTA e de lavar dinheiro ligado à facção criminosa carioca COMANDO VERMELHO. Por ironia do destino, essa relação entre os dois pode ter partido involuntariamente da amizade de PELÉ e PITICO (pai de NALDINHO), amigo e ex-companheiro de clube de PELÉ, no SANTOS e no COSMOS, nos EUA.

O PM HENRIQUE JOSÉ NOGUEIRA, de 39 anos, foi assassinado no salão de cabeleireiro, onde foi cortar o cabelo, no PARQUE DO CARMO, zona leste de SÃO PAULO. O crime aconteceu ontem à noite. Dois homens invadiram o salão para assaltar e resolveram matar NOGUEIRA ao descobrirem que ele era soldado da PM. Ele trabalhava na Escola de Educação Física da PM. Os bandidos não tiveram piedade e atiraram seis vezes contra NOGUEIRA. O PM ainda foi socorrido no Pronto Socorro do Hospital SANTA MARCELINA, mas não resistiu aos ferimentos. Os marginais fugiram levando a arma e a moto do soldado.

O jogador GRAFITE, do SÃO PAULO, foi submetido a uma cirurgia no joelho direito, no Hospital do Coração, em SÃO PAULO. Durante a operação, foi constatada uma insuficiência no ligamento cruzado anterior que o impedirá de jogar futebol por seis meses. O atleta se contundiu no dia 8 de maio, no primeiro jogo entre SÃO PAULO e PALMEIRAS, pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

MORREU o ex-jogador SERVÍLIO DE JESUS FILHO, de 65 anos, em SÃO PAULO, vítima de um infarto. Filho de outro grande atleta, conhecido por “BAILARINO”, que nas décadas de 1930 e 1940 foi meia do CORINTHIANS, SERVÍLIO era paulista e se tornou famoso ao integrar a chamada “PRIMEIRA ACADEMIA” do PALMEIRAS. SERVÍLIO iniciou a carreira no juvenil da PORTUGUESA DE DESPORTOS e, depois de passar pela Associação Desportiva ARARAQUARA, voltou à LUSA, em 1958, pela qual jogou por mais cinco anos, tornando-se o quarto maior artilheiro da história do clube, com 131 gols em 228 jogos. No CAMPEONATO PAULISTA de 1959, marcou 34 gols e só foi superado por PELÉ, artilheiro da competição, com 45 gols. Contratado pelo PALMEIRAS, em 1963, por seis anos mostrou-se um grande goleador. Ao lado de TUPÃZINHO, foi um dos maiores responsáveis pelo título do CAMPEONATO PAULISTA daquele ano e também pelo de 1966, além da conquista do TORNEIO RIO-SÃO PAULO de 1965. Jogou dez vezes na seleção brasileira e fez seis gols. Uma lesão o tirou da COPA DO MUNDO de 1966, na INGLATERRA. SERVÍLIO atuou no ATLAS, do MÉXICO, e VALÊNCIA, da VENEZUELA. Encerrou a carreira no PAULISTA de JUNDIAÍ. Atualmente integrava a Cooperativa de Ex-Atletas de Futebol.

O ex-deputado SÉRGIO NAYA foi absolvido criminalmente do desabamento do prédio PALACE II, ocorrido em 1998 no RIO DE JANEIRO. Ele é dono da construtora SERSAN, responsável pela obra. Oito pessoas morreram no desabamento. O Ministério Público cometeu falhas técnicas na denúncia. Por isso o Tribunal de Justiça do RIO o absolveu por unanimidade.

Encontrado um arquivo de pedofilia com cerca de 280 mil imagens de abuso sexual de menores. Na OPERAÇÃO ANJO DA GUARDA, a Polícia Federal apreendeu em VOLTA REDONDA 160 CDs. Eles foram encontrados na casa do professor de artes marciais ÂNDERSON LUÍS JULIANO BORGES, de 33 anos, preso no local. Pelo menos vinte crianças foram vítimas de seus abusos.

Uma perna, um antebraço, um pedaço de espinha e uma costela de um homem caíram no quintal de uma casa em NOVA YORK. Supõe-se que a vítima estraçalhada (não identificada) viajava clandestinamente no trem de aterrissagem de um avião sul-africano.

Preso o maior hacker de redes militares de todos os tempos, acusado de entrar em 97 computadores americanos. O inglês GARY McKINNON, 39 anos, engenheiro eletrônico desempregado, chegou a deixar o distrito militar de WASHINGTON inoperante por alguns instantes. Segundo sua advogada, McKINNON agiu numa tentativa de provar que alienígenas existem e também para demonstrar a fragilidade do sistema americano de segurança. Ele poderá sofrer processo de extradição para ser julgado nos ESTADOS UNIDOS.

MORRE ANNE BANCROFT, a MRS. ROBINSON e a principal intérprete de “O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN”, atriz que teve o maior sucesso em “A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM”. Sua figura esguia e sensual inspirou a dupla SIMON & GARFUNKEL a compor Mrs. ROBINSON, um de seus maiores sucessos e também uma das canções mais marcantes do filme A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM, de 1967, o primeiro longa de DUSTIN HOFFMAN. Se ele já se destacava no papel de jovem que se apaixona pela mãe da namorada, foi justamente ANNE BANCROFT quem ofereceu o contorno ideal da matriarca sedutora, obsecada por sexo. Atriz versátil, capaz de inspirar muitas ações com pequenos gestos, ANNE morreu na noite de ontem, aos 73 anos, em NOVA YORK. Com uma carreira com mais de 50 anos de papéis vividos no cinema, teatro e na televisão, ela interpretou praticamente todos os tipos. Desde MÃE CORAGEM, de BRECHT, até a madre superiora de um convento, em AGNES DE DEUS, e a primeira-ministra de ISRAEL, GOLDA MEIR, o que lhe garantiu uma coleção de prêmios. Destacou-se em filmes como AGNES DE DEUS e O HOMEM ELEFANTE. Um de seus grandes sucessos no BRASIL foi NUNCA VI, JAMAIS TE AMEI, em que interpreta uma escritora americana que se apaixona por carta por um livreiro inglês. Ao lado do marido, MEL BROOKS, com que era casada desde 1964, ela participou ainda de comédias como SOU OU NÃO SOU. Sua última aparição no palco foi em 2001, na peça THE OCCUPANT, de EDWARD ALBEE. E, no cinema, participou pela última vez em COLCHA DE RETALHOS, dirigido em 1995 por JOCELYN MOORHOUSE.      

Forças de ocupação dos EUA e tropas iraquianas lançaram hoje uma ampla ofensiva contra grupos rebeldes na cidade de TAL AFAR, no noroeste do IRAQUE, perto da fronteira com a SÍRIA. A operação teve início num dia em que ataques coordenados da insurgência mataram 20 iraquianos e feriram 40 em HAWIJA, no norte. Na grande maioria as vítimas são civis.

Um alemão de 33 anos foi condenado hoje à prisão perpétua, depois de ser julgado por decapitar sua filha de apenas três anos. De acordo com a justiça alemã, o crime foi cometido porque o homem considerava que a menina era um estorvo para a relação que mantinha com sua nova namorada. O crime ocorreu em agosto de 2004, na cidade de VECHTA, onde o condenado, que era divorciado e cujo nome não foi revelado pelas autoridades, vivia com a filha.

Foi condenado à morte o chinês QIU CHENGWEI, de 41 anos, que matou a facadas ZHU CAOYUAN, ambos jogadores do game LEGENDE OF MIR III, por causa da venda de uma arma virtual. Em XANGAI.

Descobertos dois manuscritos inéditos dos compositores alemães JOHANN SEBASTIAN BACH e GEORG FRIEDRICH HAENDEL. Eles foram encontrados durante a restauração da Biblioteca ANNA AMÁLIA DE WEIMAR e da Biblioteca Nacional da BAVIERA, em MUNIQUE.

2 006   :  -    QUARTA-FEIRA
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO
DISTRITAL SUDESTE
14ª REUNIÃO ORDINÁRIA - ALMOÇO

Convidamos os senhores diretores e conselheiros para participarem de nossa Reunião Ordinária, quando estaremos discutindo as ações realizadas pela Distrital e o Movimento de Defesa ao Obelisco.

GIACINTO COSIMO CATALDO
DIRETOR ADMINISTRATIVO

Levanto mais cedo nesta quarta-feira. O CORONEL PM MENDES combinou um almoço na zona sul para as 12 horas. Estará me esperando na ARMÊNIA por volta das 11 horas. Quero trabalhar no computador, mas perco tempo. Foram localizados dois vírus pela AVG e isso retarda a digitação.
Quando o ônibus passa pela PRAÇA GETÚLIO VARGAS, vejo que os trabalhos de reforma da praça estão em pleno andamento. Toda a praça está isolada por tapumes.
Às 11 horas, encontro o CORONEL MENDES no local combinado. Vamos para o HOTEL COMFORT, aonde chegamos muito cedo. Não há ninguém da Distrital SUDESTE, por enquanto. Meu colega tem de pagar contas no HSBC e há uma agência bem perto de onde estamos. Aproveita o tempo para ajustar suas contas.
Retornando, vamos encontrar com o GINO e seu filho ALDO, que estão chegando de táxi, bem como a poetisa FRANCES DE AZEVEDO e, aos poucos, os conselheiros da Distrital, inclusive o seu Diretor Superintendente, GIACINTO COSIMO CATALDO. Antes do almoço, discute-se a pauta da Distrital Sudeste, antes de se entrar no assunto que nos interessa: a colocação da BANDEIRA NACIONAL, 24 horas por dia, na frente do Monumento-Mausoléu. Todos aplaudem a idéia, que não é de hoje, parecendo que desta vez sairá o projeto. CATALDO promete se empenhar a fundo, inclusive já entrando em contato com o sub-prefeito da VILA MARIANA. Terminado o almoço e as discussões, uma foto é tirada com o Superintendente CATALDO e outros conselheiros. A FRANCES recebe o histórico do Monumento-Mausoléu.
No carro do MENDES, deslocamo-nos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali estão à nossa espera: CORONEL ARY CANAVÓ e ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. Mas não podemos conversar muito com eles porque o MENDES pede-me para fazer certas alterações no seu currículo, encaminhado, via internet, pelo seu filho DÉCIO. Pouco tempo ficamos no MMDC, porque ali chegamos quando são mais de 15 horas.
Recebo um telefonema do IPT, que a mando do Ministério Público, precisa fazer uma avaliação no Monumento-Mausoléu. Atendo o Doutor CARLOS ANTÔNIO MARTINS COELHO e, em princípio, marcamos o encontro para o dia 13 de junho, às 10 horas, no Obelisco.
Às 17 horas, estamos chegando na ARMÊNIA. Ali, me despeço do MENDES e retorno a GUARULHOS.

CAFU, o eterno lateral direito da nossa seleção, jogador que disputa a quarta COPA de sua carreira, completa hoje 36 anos. Seja qual for o desempenho do BRASIL na COPA DA ALEMANHA, CAFU está convencido de que já fez o que tinha de fazer no futebol e mais um pouco. Mesmo que ele não consiga realizar o sonho de se tornar o único jogador a levantar a taça mais desejada do esporte duas vezes. “Eu já me considero um vencedor, no futebol e na vida. Mas é claro que, se conseguir chegar à minha quarta final, vai ser algo histórico, maravilhoso”, disse o “vovô” da seleção, já preparado para ouvir as gozações dos colegas por causa de seu aniversário. “É bom ficar mais experiente!, comentou, evitando usar a palavra velho. CAFU já veste a camisa amarela há 16 anos, praticamente o mesmo tempo que ele tem como jogador profissional. Nesse enorme período, já fez parte de várias formações da seleção. Algumas muito boas, como as que foram campeãs mundiais em 1994 e 2002, outras nem tanto. Caso do time dirigido por FALCÃO em 1990, quando CAFU foi convocado pela primeira vez para defender a equipe nacional. Com tanto conhecimento de causa, o capitão do BRASIL se arrisca a dizer que a atual formação da seleção é a melhorem que ele jogou. Não é para menos, já que as outras não tinham RONALDINHO GAÚCHO, KAKÁ, ADRIANO, RONALDO e ROBINHO juntos.

Um vídeo apreendido hoje mostra que a invasão e a depredação do Anexo 2 da Câmara pelo MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM-TERRA (MLST), na terça-feira, dia 6 de junho, foram cuidadosamente planejadas. “Vamos dizer para o BRASIL que tipo de reforma agrária queremos”, diz na gravação ANTÔNIO JOSÉ ARRUTI BAQUEIRO, um dos líderes do MLST. Os sem-terra são orientados a irem bem vestidos e em grupos pequenos, “como turistas”, para passarem pela segurança da Câmara. ARRUTI esteve 11 vezes na Câmara, entre 24 de maio e segunda-feira, dia 5, fazendo reconhecimento. O plano previa até como começaria a confusão: duas mulheres se aproximariam da porta e provocariam uma discussão com os seguranças. Nesse momento, cerca de 20 militantes iniciariam o quebra-quebra. O vídeo estava na bagagem dos depredadores presos. Oficiais da Polícia Militar que falaram com eles disseram que a maior parte dos sem-terra foi usada como massa de manobra pelos líderes do MLST. Muitos dos detidos teriam sido atraídos a BRASÍLIA com a promessa de conhecer a cidade e ver o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

Os manifestantes do MLST que participaram da depredação da Câmara dos Deputados e estão presos foram autuados por dano ao patrimônio público, formação de quadrilha e corrupção de menores. BRUNO MARANHÃO, DAVID PEREIRA DA SILVA e ARILDO JOEL DA SILVA, líderes da manifestação, responderão também por tentativa de homicídio contra policiais legislativos. ARILDO é acusado de ferir gravemente o coordenador de logística do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, NORMANDO FERNANDES, com uma  pedrada na cabeça. No grupo havia dez menores de 12 anos e 32 com idade entre doze e dezessete anos. Em seus depoimentos, os militantes do MSLT negaram que tivessem participado de uma ação premeditada. Todos alegaram que pretendiam fazer parte de uma manifestação pacífica e que teriam reagido a uma suposta ação violenta da Polícia Legislativa, informou o delegado ANTÔNIO COELHO, titular da 2ª Delegacia de Polícia do DISTRITO FEDERAL.

O Ministério Público Estadual abriu hoje um inquérito civil para investigar se os policiais presentes na Assembléia Legislativa, ontem, durante o depoimento do secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO, estavam em horário de trabalho e se houve uso irregular de cerca de 40 viaturas oficiais que ficaram no estacionamento da Casa. O depoimento de SAULO repercutiu bastante hoje, principalmente pela forma irônica com que o secretário tratou deputados de oposição e pela encenação debochada. O deputado VANDERLEI SIRAQUE disse que vai entrar com representação no Ministério Público contra SAULO por crime de responsabilidade. “O que ele fez foi uma afronta ao Legislativo, foi uma invasão armada”, disse, referindo-se à claque de policiais. A secretaria informou que os temas tratados na reunião interessavam diretamente aos oficiais da PM e aos diretores da Polícia Civil. E argumentou que os policiais usaram veículos não-operacionais.

Sete anos após matar a mulher PATRÍCIA ÁGGIO LONGO, que estava grávida de sete meses, ÍGOR FERREIRA DA SILVA teve hoje cassado seu cargo de promotor de Justiça. A perda foi determinada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça – que reúne os 25 desembargadores mais antigos. SILVA, condenado a 16 anos e quatro meses de prisão, está foragido desde 18 de abril de 2001.

A GUARDA-CIVIL METROPOLITANA deve continuar com sua operação tartaruga em toda a cidade de SÃO PAULO, atendendo apenas casos urgentes. A categoria promete não combater o comércio irregular. A operação-tartaruga foi declarada hoje à tarde, em manifestação na frente da Câmara Municipal. Os guardas-civis reivindicam poder de polícia.

O jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, condenado a 19 anos e 2 meses de prisão pela morte da ex-namorada, SANDRA GOMIDE, continuará a apelar da sentença em liberdade. A 10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou hoje recurso do Ministério Público pedindo sua prisão. As apelações da defesa e da acusação devem chegar ao TJ neste mês.

Presos de pelo menos 70 presídios de SÃO PAULO realizaram hoje um protesto pacífico, semelhante a uma greve branca. Entre as ações deixaram de receber advogados, atendimentos, Sedex e outras coisas vindas de fora. Nas unidades onde há oficinas, os detentos também não trabalharam. A Secretaria da Administração Penitenciária não confirma o movimento.

SUZANE VON RICHTHOFEN passou o dia de hoje vigiada por dois seguranças particulares no novo endereço onde cumpre prisão domiciliar – um apartamento na Rua ROCHA POMBO, LIBERDADE, centro da Capital, de uma advogada amiga de seu tutor e advogado DENIVALDO BARNI. Ela deixou o escritório de BARNI, na VILA MARIANA, zona sul, escoltada por policiais do DHPP em uma viatura descaracterizada, com vidros escuros. A presença de homens de terno preto no edifício da LIBERDADE causou estranheza aos moradores, acostumados com a informalidade do porteiro “gente fina e que trabalha de bermuda e chinelo”. A guarita, onde ficava o porteiro – que passou a trabalhar dentro do prédio – era ocupada hoje por um dos seguranças. O outro passou o dia na porta do apartamento em que SUZANE está. Hoje a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou hábeas corpus a SUZANE, pedido por advogado desconhecido dos defensores dela. Ele alegava a possibilidade de a garota sofrer de doença mental. Em sua decisão, o desembargador DAMIÃO COGAN diz que “a tempo algum houve qualquer dúvida a respeito da capacidade de entendimento da ré”.

TRANSFERIDO do Centro de Detenção Provisória 2, em GUARULHOS, para a Penitenciária 2 de TREMEMBÉ, a 132 quilômetros da capital paulista, o empresário EDEMAR CID FERREIRA, ex-controlador do BANCO SANTOS. A Secretaria de Administração Penitenciária não revelou os motivos da transferência para o presídio – que é destinado a ex-policiais, agentes de segurança e pessoas sujeitas a constrangimento físico ou moral no cárcere. No dia anterior, o sobrinho de FERREIRA, RICARDO FERREIRA DE SOUZA E SILVA, foi preso pela Polícia Federal, acusado de ser a ponte entre o ex-banqueiro e doleiros que atuavam ilegalmente no país. Em SÃO PAULO.

GANHOU o Estado Democrático de Direito – e os bancos já não estão mais acima do bem e do mal nas relações com os clientes. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal decidiu os correntistas contra eventuais abusos de instituições bancárias, financeiras e de crédito. “É o maior avanço nas relações de consumo”, disse o ministro MARCO AURÉLIO MELLO. Até agora, quando o banco errava ou era arbitrário, o cliente é que tinha de provar que estão certos – constitucionalmente, cabe a eles o ônus da prova.

A cantora GAL COSTA foi o grande destaque nas comemorações dos 60 anos da UNESCO, nesta quarta-feira, no Teatro Nacional de BRASÍLIA. Ela e o ministro da Cultura, GILBERTO GIL, transformaram a comemoração num momento de descontração. Revelaram aos 1.300 convidados da noite, antes de cantarem juntos, os apelidos com os quais se tratam na intimidade: “Ela me chama de JILÓ e eu a chamo de GAÚCHA”, disse ele. Além dos dois, outras nove pessoas foram homenageadas, na presença da primeira-dama MARISA LETÍCIA, com diplomas por iniciativas sociais prestadas em diferentes armas.

Num almoço íntimo, nesta quarta-feira, o deputado ZEQUINHA SARNEY e a analista de sistema CAMILA SERRA, 34 anos, oficializaram a união que já dura dez anos. O senador JOSÉ SARNEY e sua mulher, MARLY, abriram as portas da casa no Lago Sul, bairro nobre de BRASÍLIA, para os familiares do casal e ofereceram um almoço especial para comemorar a data. Motivos não faltavam. Além do casamento, CAMILA está grávida de sete meses de seu primeiro filho e quinto do deputado, que já é pai de JOSÉ ADRIANO, 26 anos, dos gêmeos MARCOS e GABRIEL, de 19 anos, e de DANIEL, 13 anos. O novo rebento do clã nascerá em agosto e chamar-se-á JOÃO JOSÉ SERRA SARNEY. O caçulinha será o décimo primeiro neto do senador JOSÉ SARNEY. 

O atacante francês DJIBRIL CISSÉ está fora da COPA DO MUNDO. O jogador do LIVERPOOL fraturou a tíbia e fíbula da perna direita na vitória da FRANÇA por 3 a 1 diante da CHINA, em SAINT-ÉTIENNE, e foi operado ainda hoje. Como não há tempo para a recuperação de CISSÉ, o técnico RAYMOND DOMENECH chamará outro jogador para seu lugar. O prazo para a substituição termina em 12 de junho, 24 horas antes da estréia dos franceses contra a SUÍÇA, em STUTTGART. GIULY, ANELKA e MICOUD estão entre os selecionáveis. CISSÉ nasceu em ARLES, na FRANÇA, no dia 9 de outubro de 1981. Serviu aos clubes AUXERRE-FRA, de 1998 a 2004 e LIVERPOOL (até hoje). Disputou 30 jogos na seleção francesa, 3 deles na COPA DE 2002, na ÁSIA.

Primeira adversária do BRASIL na COPA DO MUNDO, a CROÁCIA perdeu hoje, de virada, por 2 a 1, para a ESPANHA, em amistoso disputado em GENEBRA. Mas o técnico da equipe croata, ZLATKO KRANJCAR, não perdeu o otimismo. “Vamos corrigir os erros na defesa e ainda acredito que podemos parar o ataque brasileiro. Já fizemos isso uma vez (em amistoso no ano passado) e vamos fazer de novo”.    

DERRUBADA pelo Senado americano a emenda enviada pelo presidente GEORGE W. BUSH que barrava o casamento gay. Agora, caberá a cada Estado legislar sobre o assunto. É uma derrota considerável para o presidente BUSH e seus correligionários republicanos, que esperavam utilizar a lei para garantir votos nas eleições de novembro. Em WASHINGTON.

LIBERTADOS cerca de 600 prisioneiros iraquianos que estavam sob custódia dos militares americanos, por ordem do primeiro-ministro do IRAQUE, NURI MALIKI. O gesto, segundo ele, visa a favorecer a reconciliação nacional e evitar a escalada de violência. Trata-se apenas de uma primeira leva. No total, 2.500 presos ganharão a liberdade. Estima-se que 28.000 pessoas estejam detidas nas prisões do país – 14.500 sob custódia americana – suspeitas de envolvimento em rebeliões sunitas contra o governo xiita. No IRAQUE.

2 007   :    -       QUINTA-FEIRA (CORPUS CHRISTI)
Situação muito ruim. Tosse, coriza, desânimo. Enfim, precário estado de saúde. Até as coisas comuns, como ler jornais, navegar na Internet, cuidar das minhas memórias, tudo é relegado a um plano secundário. Tenho muito sono. Até para assistir o JORNAL NACIONAL fica difícil. Depois dele, desligo a televisão e durmo a sono solto, graças a um remédio que tomei.
Outro assunto delicado é a corrida com a MARLENE para o HOSPITAL GERAL DE BASE DE GUARULHOS. Ela sente muitas dores na barriga e o seu irmão leva-a ao Hospital. A DORA e o JOSÉ passam a tarde em sua companhia. Tira chapas e os exames levam horas para ficarem prontos. Vai ser liberada à noite. Tem cálculos renais.

A MARCHA PARA JESUS reuniu hoje três milhões de evangélicos, segundo o Polícia Militar, na região da Praça CAMPO DE BAGATELLE, zona norte da Capital. Os fiéis aproveitaram a caminhada para fazer um abaixo-assinado pedindo a libertação dos fundadores da Igreja RENASCER EM CRISTO, o casal ESTEVAM e SÔNIA HERNANDES, que está em MIAMI, nos EUA, em prisão domiciliar.
O objetivo era conseguir um milhão de assinaturas durante o ato. O apóstolo HERNANDES falou diretamente de MIAMI para milhões de pessoas da marcha, pelo telão.
Logo pela manhã, milhares de fiéis se espremiam na Avenida TIRADENTES para acompanhar a marcha. Para aquecer a multidão, 18 trios elétricos tocavam a todo vapor músicas gospel e orações. Bispos de diversas igrejas também faziam pregações ao público, que respondia freneticamente. Às 10:25 horas, os fiéis começaram a deixar a frente da PRAÇA DA LUZ com destino à região da Praça CAMPO DE BAGATELLE.
Durante o dia, 27 bandas de música gospel se revezaram para animar o público. Mais de 500 igrejas evangélicas participaram do ato.

A visita do PAPA BENTO XVI ao BRASIL e a canonização de FREI GALVÃO, o primeiro santo brasileiro, foram lembradas hoje, na comemoração de CORPUS CHRISTI, em SANTANA DO PARNAÍBA, na GRANDE SÃO PAULO. Imagens do pontífice e de SÃO FREI GALVÃO enfeitaram o tapete colorido, feito com serragem e cal, no centro histórico da cidade. Até as pílulas milagrosas foram retratadas.
Com quase um quilômetro de extensão, o tradicional tapete foi montado com 1.500 sacos de serragem tingida em 11 cores. O material é fornecido pela Prefeitura. Além de BENTO XVI e de FREI GALVÃO, 95 quadros com temas religiosos foram retratados por um grupo de mil voluntários.

“Ele desgraçou nossa família. A mãe é alcoólatra, o irmão era drogado e ele era o neto estudioso, trabalhador. Justo ele causou esta tragédia toda”, diz inconformada a aposentada FLORINDA NERY ROCHA, 74 anos. Ela se referia ao neto ANDRÉ AUGUSTO ROCHA SILVA, de 19 anos, preso na terça-feira, dia 5 de junho, por matar o irmão FAUSTO ROCHA SILVA, de 23 anos, com uma facada e depois esquartejar o corpo para que ele coubesse numa mala.

O mau tempo prejudicou as operações nos aeroportos do RIO e de SÃO PAULO, no início da manhã. Além disso, a suspensão de partidas e decolagens dos aeroportos de BUENOS AIRES (ARGENTINA), desde a noite de ontem, contribuíram para mais uma manhã de atrasos e impaciência em alguns dos principais aeroportos do país.
No RIO, impedidos de pousar no Aeroporto SANTOS DUMONT, conforme previsão inicial, um grupo de 40 pessoas, que inclui militantes do PSOL, revoltados porque a TAM não lhes teria oferecido transporte para o aeroporto central do RIO, invadiu a pista do Aeroporto Internacional do RIO DE JANEIRO. A Polícia Federal encaminhou o grupo para a delegacia do aeroporto internacional, onde prestaram depoimento. As duas partes registraram queixa. A TAM alega que houve agressão a funcionários e que não tinha obrigação de transportar os passageiros entre os dois aeroportos na mesma cidade. Os integrantes do PSOL viajavam de RECIFE para um congresso na Universidade Federal do RIO DE JANEIRO.

DERCY GONÇALVES passou mal e ficou menos de duas horas em sua festa de aniversário de 100 anos. Ela deu um selinho no ator MARCOS CARUSO, reclamou da falta de ar e foi levada a um camarim, onde dormiu por uma hora. Por volta da meia noite, DERCY apareceu enquanto cantavam o “PARABÉNS”, acenou e foi embora antes do fim da música. Ela teve uma queda de pressão, mas passa bem.

Reunidos na ALEMANHA, os líderes do G-8, grupo dos países mais ricos do mundo, preferiram não fixar metas para reduzir até 2050 a emissão de gases causadores do aquecimento da atmosfera. A atitude foi criticada por ambientalistas e pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Segundo ele, com o prazo fixado pelo G-8, “ninguém fará nada até 2049”. LULA disse que o BRASIL não aceitará a pressão dos países ricos para que as nações emergentes estabeleçam metas de redução de emissões, posição similar à da CHINA. “Os países ricos precisam assumir a responsabilidade de ajudar a despoluir o planeta que eles poluíram”, disse. Ele reagiu ainda aos comentários de que a produção de etanol da cana-de-açúcar represente uma ameaça para a Floresta Amazônica. “A AMAZÔNIA é nossa e nós, soberanamente, temos de decidir como cuidar da floresta”. LULA e dirigentes de outros países emergentes participarão amanhã do último dia da reunião do G-8, mas pretendem exigir que, a partir dos próximos encontros do grupo, sejam de fato ouvidos, e não apenas convidados para um debate de menos de duas horas.

Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas hoje na explosão de uma bomba numa área cristã ao norte de BEIRUTE. O atentado ocorreu numa zona industrial na cidade de ZOUK MUSBEH, perto de JUNIEH. Foi o quinto atentado na área de BEIRUTE desde 20 de maio, quando o Exército começou a combater militantes no campo de refugiados palestinos de NAHR AL-BARED, no norte do país. As outras quatro explosões deixaram um morto e dezenas de feridos.
Também hoje, membros da Frente de Ação Islâmica do LÍBANO, que inclui políticos e clérigos sunitas, entraram em NAHR AL-BARED com o objetivo de convencer os militantes a render-se. Mas o comandante militar do FATAH AL-ISLAM, ABU HURAYRA, reiterou que o grupo não se renderá.

Em um jogo atrapalhado pela forte neblina que atingiu BUENOS AIRES hoje, o BOCA JUNIORS venceu o CÚCUTA DEPORTIVO por 3 a 0 e será o rival do GRÊMIO na TAÇA LIBERTADORES. A partida na BOMBONERA começou com quase uma hora de atraso por causa do nevoeiro, que interrompeu o jogo por alguns minutos no segundo tempo. A primeira partida da decisão será quarta-feira, em BUENOS AIRES.

ROLAND GARROS viu, hoje, o duelo de duas belas: uma, morena de olhos claros, a outra, loira a famosíssima. MARIA SHARAPOVA, embora não tão íntima com o saibro, entrou na quadra como favorita. Mas saiu dela arrasada, após o massacre da sérvia ANA IVANOVIC, de 19 anos. Na final feminina, no sábado, dia 9, a sérvia vai encarar a poderosa JUSTINE HENIN, que está a um passo para se tornar a primeira tenista, desde MÔNICA SELES de 1990 a 1992, a conquistar três títulos consecutivos de ROLAND GARROS. Hoje, a belga passou com facilidade por JELENA JANKOVIC.    

Recebeu seu primeiro diploma universitário BILL GATES, o homem mais rico do mundo. GATES ganhou um diploma honorário do curso de extensão de HARVARD. Ele foi aluno da instituição nos anos 1970, mas a deixou para fundar a MICROSOFT, a empresa que, com o sistema operacional Windows, ajudou a disseminar os computadores pessoais pelo mundo. O reitor STEVEN HYMAN justificou a homenagem da seguinte forma: “Enquanto seus colegas se preocupavam com exames, GATES planejava uma revolução”.

2 008     :      -      SÁBADO        /1203211 184/2
Muita tranqüilidade neste sábado. Temperatura boa. Consigo ler os jornais e digitalizar minhas memórias dentro de um período sem agitação. Mas sei que isso é passageiro. A semana que teremos pela frente não vai ser fácil. Uma série de eventos irá nos apressar. Uma palestra do GENERAL LESSA no Clube ESPÉRIA no dia 10; também no dia 10, à tarde, entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH; reuniões preparatórias para o 9 de Julho, já no dia 11; 24º aniversário do Centro de Formação de Soldados, em PIRITUBA, no dia 12; uma viagem até PRAIA GRANDE, para assistir as comemorações do DIA DA ARTILHARIA, na FORTALEZA DE ITAIPU, no dia 13. No dia 14 de junho o nosso presidente GINO STRUFFALDI estará completando 94 anos de idade.
Vejo mais uma vez o clip sobre o 23 de maio em PIRITUBA (encenação da morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO) para apresentá-lo numa palestra que irei fazer no ROTARY CLUB do IPIRANGA, em 14 de julho.

O CORINTHIANS tinha tudo para perder o aproveitamento de 100% na Série B hoje. Afinal, jogava com apenas dois titulares, fora de casa, contra um adversário em ascensão...Que nada. No final dos 90 minutos, o placar da ARENA BARUERI apontou 4 a 1 para os reservas do TIMÃO sobre o BARUERI. A quinta vitória seguida deixou o CORINTHIANS ainda mais folgado na Segundona. São quinze pontos ganhos, cinco a mais que o vice-líder JUVENTUDE. Já o BARUERI não está mais invicto e tem oito pontos, em sexto lugar. Os artilheiros da tarde foram: ACOSTA, DOUGLAS, LIMA é ÁVALOS, que fez contra. MÁRCIO CARECA descontou.
O torcedor são-paulino, tão sofrido nas últimas semanas, lavou a alma hoje com uma sonora goleada por 5 a 1 sobre o ATLÉTICO MINEIRO. Quem foi ao MORUMBI testemunhou, finalmente, um time com rápidas trocas de passes, chutes certeiros de fora da área e o melhor: disposição.
Na abertura da quinta rodada do BRASILEIRÃO, o FLAMENGO goleou o FIGUEIRENSE por 5 a 0, hoje, e assumiu a liderança isolada da competição, com 13 pontos e um jogo a mais que o CRUZEIRO, que joga amanhã. Num outro duelo de hoje, IPATINGA e NÁUTICO ficaram no empate sem gols em IPATINGA.

A FERRARI estava brigando por sua 200ª pole position na Fórmula 1, mas, longe de seus melhores dias, apenas viu o inglês LEWIS HAMILTON dominar o treino classificatório de hoje, no circuito GILES VILLENEUVE, em MONTREAL, e garantir o primeiro lugar no grid de largada do GP DO CANADÁ. Nesta temporada, HAMILTON só havia conquistado a pole position no GP DA AUSTRÁLIA, o primeiro do ano. Favorito, e líder do campeonato, o inglês pode repetir o desempenho de 2007, quando conquistou, neste mesmo circuito, sua primeira vitória na categoria. O segundo lugar ficou para ROBERT KUBICA. Mais lento, o finlandês KIMI RAIKKONEN salvou o dia da FERRARI, com o terceiro lugar. O bicampeão mundial FERNANDO ALONSO, da RENAULT, completou a segunda fila. NICO ROSBERG é o quinto. FELIPE MASSA decepcionou e vai largar apenas em sexto.  HEIKKI KOVALAINEN é o sétimo; NICK HEIDFELD em oitavo; RUBENS BARRICHELLO em nono; MARK WEBBER em décimo. NELSON PIQUET sairá em 15º.

ANA IVANOVIC ganhou o primeiro troféu do GRAND SLAM em PARIS. A emoção das lágrimas ao ouvir o hino sérvio, seus beijos mandados para a torcida e um deles especial refletido na TAÇA SUZANNE LENGLEN, celebram o momento de sua coroação no tênis feminino. Com o título conquistado hoje, ao bater na final a russa DINARA SAFINA, a bela, talentosa e agora campeã ANA IVANOVIC é a rainha de direito e fato do tênis. Ela já havia garantido a posição de número 1 do mundo, com a classificação para a final, mas ratifica sua condição com um título de GRAND SLAM, como o de ROLAND GARROS.

Um e-mail capturado pelos peritos da Polícia Federal, datado de 26 de janeiro de 2005, faz um laço de mais de três anos entre o esquema de desvio de recursos do DNDES e o deputado PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO DA FORÇA. A mensagem, enviada por MARCOS MANTOVANI, da PROGUS CONSULTORIA, ao lobista e então conselheiro do banco estatal JOÃO PEDRO DE MOURA informa que GASPAR (supostamente JOSÉ GASPAR, vice-presidente do PDT paulista) “achava importante” apresentar o esquema de consultoria a PAULINHO. A PROGUS cobrava uma “taxa de sucesso” sobre financiamentos concedidos pelo BNDES e, segundo os federais, repartia o valor entre os envolvidos na liberação da verba.

Após a divulgação de uma nova gravação levantando suspeitas sobre auxiliares, a governadora do RIO GRANDE DO SUL, YEDA CRUSIUS, aceitou hoje os pedidos de demissão do chefe da Casa Civil, CÉZAR BUSATTO, do secretário-geral de governo, DELSON MARTINI, do chefe do escritório do Estado em BRASÍLIA, MARCELO CAVALCANTI e do comandante-geral da BRIGADA MILITAR, CORONEL NILSON NOBRE BUENO.
A exoneração simultânea dos quatro colaboradores tenta acabar com a maior crise política da atual administração gaúcha. Gravações divulgadas na quarta-feira (dia 4) e na sexta-feira (dia 6) passadas pelo presidente da CPI DO DETRAN, FABIANO PEREIRA, deixaram os secretários em situação difícil.
A primeira gravação mostrou envolvidos em uma fraude de 44 milhões de reais, no Departamento Estadual de Trânsito, combinando uma maneira de receber instruções de MARTINI para resolver um impasse entre empresas que prestavam serviços superfaturados. Na segunda gravação, BUSATTO relata ao vice-governador, PAULO AFONSO FEIJÓ, que o DETRAN e o BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (BANRISUL) são grandes fontes de financiamento de partidos aliados. Além das gravações, a CPI recebeu cópia de carta que o empresário LAIR FERST – também acusado no caso DETRAN – remeteu para CAVALCANTE, dizendo-se alvo de pessoas corruptas. O chefe do escritório de BRASÍLIA disse não ter encaminhado o assunto para YEDA porque FERST não tinha provas.

Carteiras de motoristas produzidas pela máfia de FERRAZ DE VASCONCELOS podem ter sido “exportadas”. Um diálogo gravado durante a investigação do esquema das fraudes insinua que um brasileiro, morando em outro país, queria adquirir a habilitação sem ter que freqüentar a auto-escola. Segundo o promotor JOSÉ MÁRIO BARBUTO, do Grupo de Atuação Especial Regional de Repressão ao Crime Organizado (GAERCO) de GUARULHOS, não foi possível identificar o pretenso motorista ou a sua CNH.
Hoje, foram ouvidas quatro mulheres suspeitas de fazer parte da quadrilha. Detidas em POÁ, na GRANDE SÃO PAULO, elas se recusaram a responder as perguntas feitas pela polícia e pelos promotores. Amanhã, mais oito pessoas serão ouvidas.
Preso ontem, o ex-diretor da CIRETRAN de FERRAZ, o delegado FERNANDO JOSÉ GOMES, negou sua participação no esquema. Durante a gestão dele à frente do setor de trânsito, entre abril de 2007 até março deste ano, foram realizados 7.439 exames práticos para retirada da carteira de habilitação. No entanto, foram emitidas 36.939 habilitações.

Dois rapazes foram presos sob a acusação de extorquir dinheiro da família de um juiz de direito do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. A mulher do juiz RONALDO JOÃO ROTH recebeu uma ligação que exigia o pagamento de 500 mil reais para que ela e a filha, uma dentista de 26 anos, não fossem mortas. O criminoso que fazia as ameaças conhecia detalhes da vida da família. Um dos jovens detidos, TIAGO VIEIRA DE SOUZA, já instalou persianas na casa do juiz e no consultório da filha dele.

O Cabo do Exército LEONARDO SALES DA SILVA, de 19 anos, morreu atropelado na madrugada, em CAMPO GRANDE (MT), depois de ser arrastado por quinze quilômetros por uma caminhonete FORD 4000, cor prata. O rapaz saia de um rodeio quando foi atropelado pelo veículo. No carro, segundo testemunhas, quatro pessoas estavam na carroceria, enquanto o motorista fazia manobras em alta velocidade para sair do local. 

SÔNIA HERNANDES, bispa e fundadora da igreja RENASCER EM CRISTO, deixou hoje a prisão em TALLAHASSEE, capital do Estado norte-americano da FLÓRIDA, onde cumpriu quase cinco meses de pena. Ela havia se apresentado à prisão em janeiro.
SÔNIA e o marido ESTEVAM HERNANDES, também fundador da RENASCER, apareceram hoje em transmissão ao vivo, de MIAMI, durante a CEIA DOS OFICIAIS, realizada no ginásio do IBIRAPUERA. Abraçavam-se e pareciam emocionados. HERNANDES fez um discurso sentimental em que relatou: “Fui buscar a bispa com muita alegria. No caminho, pensei que nossos valores são muito superiores a tudo aquilo que eles (seus acusadores) podem pensar”.  

Nos próximos cinco meses, o democrata BARACK OBAMA e o republicano JOHN McCAIN apresentarão aos americanos duas visões do mundo e programas de governo totalmente diferentes. OBAMA e McCAIN divergem a respeito de questões importantes como política externa, guerra do IRAQUE, reforma tributária e políticas de saúde pública. Para muitos analistas, é o maior contraste da história dos EUA entre candidatos à presidência.

HILLARY CLINTON encerrou sua histórica candidatura presidencial e endossou a de BARACK OBAMA, hoje, pedindo que seus seguidores façam o mesmo e ajudem OBAMA a reconduzir o PARTIDO DEMOCRATA à presidência em novembro. OBAMA será coroado o candidato democrata na convenção de seu partido em agosto e vai enfrentar o senador republicanoJOHN McCAIN na eleição de novembro, que apontará o sucessor do presidente GEORGE W. BUSH.

2 009        :        -      DOMINGO
Neste domingo a 4ª Caminhada Nove de Julho segue de VOTUPORANGA para COSMORAMA, passando por SIMONSEN. Por volta das 18 horas está programada uma missa e festa em COSMORAMA.
Dentro da tranqüilidade do domingo, procuro organizar arquivos na hemeroteca VENTURA. O espaço está ficando pequeno.
Leio os jornais O ESTADO, JORNAL DE TARDE e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Depois, no computador, atualizo minhas memórias. Ainda tenho tempo para me dedicar a pesquisa sobre a participação dos médicos na Revolução Constitucionalista de 1932. No ano passado, num trabalho digno de elogios, o ALEXANDRE CASTILHO escaneou as páginas de boletins do MMDC de 1932. Passo a examiná-las para encontrar nomes de médicos. É uma solicitação do Doutor ARNALDO, que irá proferir discurso sobre esse tema no dia 8 de julho.
Vejo as mensagens recebidas dos meus amigos virtuais.

07junho2009 –MAJOR PM GALDINO, CMT DO 50° BPMM
População da zona sul de São Paulo
tem novo Batalhão da Polícia Militar
SERVIÇO
50º Batalhão da Polícia Militar: Rua Carlos Oberhuber, 397 – Vila São José – São Paulo
 
Já está em operação desde o mês passado, na zona sul da capital, o 50º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, numa região heterogênea que abriga população urbana, rural e até índios. São 481 soldados (efetivo poderá ser ampliado com o tempo) que atuam numa faixa de terra que faz divisa com os municípios de Embu, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Mauá e São Bernardo do Campo, além das represas Billings e Guarapiranga.
Na parte norte da divisa com Mauá, há uma população vivendo em favelas e em locais de difícil acesso. Na sul, fica a única zona rural da capital. Toda a região é extensa e irregular, por causa da proximidade com a Serra do Mar, engloba um pedaço da Mata Atlântica, e corresponde a aproximadamente 30% da área da capital. Antes, esta área era policiada pelo 27° Batalhão da PM, que agora divide o trabalho com o 50°.
Do centro da cidade à nova unidade, são quase 40 quilômetros.
O responsável pela pesquisa para criar o 50° Batalhão foi o Major Galdino Vieira da Silva Neto, que propôs que a nova unidade tivesse área de atuação com formato quadrado em vez do antigo, semelhante à letra jota. Essa mudança deixou a região da Guarapiranga com a 2ª Companhia do 27°, que acumulou experiência em locais similares.
Amigos de copo – Antes de propor outro batalhão, o major Galdino, na época ainda capitão, estudou o tipo de crime comum no local. Cruzou números fornecidos pelo Infocrim (base de dados das polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Metropolitana) , Fotocrim (que fornece fotos de criminosos e quadrilhas), Infoseg (base de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp), e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
Com essas ferramentas, traçou o perfil dos delitos, como assassinatos, por exemplo. “Muito trabalhador passa nos bares antes de ir para casa e, às vezes, se desentende com o ‘amigo de copo’”, afirma o major, que percebeu não existir registro de homicídios nestes bares, mas sempre nas proximidades.
A solução foi uma reunião com os proprietários e ficou decidido fechar as portas às 22 horas. “Houve resistência e meu nome foi direto para a Corregedoria”, lembra Galdino.
Meses depois da iniciativa, ocorreu novo encontro, no qual ficou constatado que a taxa de homicídio, que era de três por semana, caiu para zero. Além disso, com o comboio feito para fechar os bares mais cedo, a população passou a ter maior contato com os policiais.
Assim, várias denúncias vieram à tona, como violência doméstica, entre outros crimes difíceis de prevenir somente com o patrulhamento rotineiro.
O major Galdino está satisfeito com o reconhecimento de seu trabalho e das melhorias conquistadas para a região. Mas ressalva que ainda não conseguiu reduzir o número de crimes nas chácaras, muito comuns na área e geralmente utilizadas para desmanche de carro e alvo de roubos.
O símbolo do 50° Batalhão é um meteoro.
Motivo? O bairro de Parelheiros cresceu num local em que há milhões de anos caiu um enorme meteoro. Hoje moram na cratera cerca de 40 mil pessoas.
Em abril, Galdino recebeu do Instituto Sou da Paz a menção honrosa no Prêmio Polícia Cidadã pelo seu trabalho.
Da Agência Imprensa Oficial

A forma como JENSON BUTTON cruzou a linha de chegada, hoje, para vencer o GP DA TURQUIA, deslocando o notável carro da BRAWN GP lentamente, para lá e para cá, reflete com precisão o que precisou fazer na prova disputada no circuito ISTAMBUL PARK: passear na pista. Foi sua sexta vitória em sete etapas na temporada, marca estabelecida apenas por JIM CLARK, em 1965, com a LOTUS, e MICHAEL SCHUMAKER, em 2004, na FERRARI. Ninguém mais duvida que será o campeão do mundo – já soma 61 pontos, diante de 35 de RUBENS BARRICHELLO, que teve um dia bastante infeliz. O brasileiro abandonou com problemas de câmbio. SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, largou na pole position, com BUTTON em segundo e RUBINHO em terceiro. O GP DA TURQUIA poderia oferecer uma bela luta apenas se RUBINHO ultrapassasse o companheiro da BRAWN GP na largada e VETTEL se mantivesse em primeiro. Mas tudo o que aconteceu favoreceu BUTTON: a embreagem falhou e RUBINHO caiu para 13° e VETTEL errou ainda na primeira volta, na curva 10, permitindo ao inglês assumir a liderança. O segundo a chegar foi MARK WEBBER, com VETTEL em terceiro. O quarto foi JARNO TRULLI, com NICO ROSBERG em quinto; FELIPE MASSA em sexto; ROBERT KUBICA em sétimo; TIMO GLOCK em oitavo; KIMI RAIKKONEN em nono; FERNANDO ALONSO em décimo. NELSONS PIQUET chegou apenas em 16º lugar.

O PALMEIRAS conseguiu na tarde de hoje mudar um roteiro que parecia já ter final escrito. Com um gol do zagueiro MAURÍCIO RAMOS nos acréscimos, o triunfo por 2 a 1 sobre o VITÓRIA, no PALESTRA ITÁLIA, acabou com um jejum de cinco jogos sem resultado positivo e evitou novas críticas da torcida. As vaias que começaram a ecoar na volta do intervalo com direção a VANDERLEI LUXEMBURGO não tiveram continuação após a partida. A última vez que o PALMEIRAS havia vencido foi na estréia do Campeonato Brasileiro, 2 a 1 no CORITIBA, em 9 de maio. Depois foram três empates e duas derrotas.

Um domingo para ficar na história do tênis. Hoje, numa quadra PHILLIPPE CHATRIER lotadas por 16 mil sortudos, ROGER FEDERER entrou definitivamente no rol de lendas do esporte. O suíço bateu ROBIN SODERLING, conquistou seu primeiro título em ROLAND GARROS e, aos 27 anos, entrou no seleto grupo de tenistas que já venceram os quatro torneios de GRAND SLAM na carreira. Alem disso, o atual número dois do mundo se igualou a PETE SAMPRAS, com o recorde de 14 conquistas nas quatro competições mais importantes do circuito.

Uma semana após o desaparecimento do vôo 447 da AIR FRANCE sobre o OCEANO ATLÂNTICO, a Aeronáutica e a Marinha, com auxílio de militares franceses, resgataram hoje mais 15 corpos a 1.150 km do RECIFE. No total, 17 já foram localizados. Uma fragata francesa recolheu 8 corpos hoje e as equipes brasileiras 7. O número deve crescer, porque mais cadáveres continuam a ser avistados, por ar e por mar. A perícia – catalogação e coleta de impressões digitais e de material genético – deve começar na terça-feira, após a chegada dos corpos a FERNANDO DE NORONHA, distante 900 km da área.
O assessor de Comunicação da Aeronáutica, TENENTE-CORONEL HENRY MUNHOZ, anunciou também, nesta noite, que “dezenas de elementos estruturais do AIRBUS A330, que seguia do RIO para PARIS com 228 ocupantes, foram encontrados e recolhidos. Entre os itens estão roupas, máscaras de oxigênio, pedaços da fuselagem, fios, equipamentos eletrônicos, poltronas e peças plásticas do avião. O número de objetos chega a “centenas”.
Nove corpos – quatro do sexo masculino, quatro do sexo feminino e um não identificado – estavam sendo transportados pela fragata CONSTITUIÇÃO para uma área próxima de FERNANDO DE NORONHA hoje. O navio segue à velocidade de 40 km/hora. O trajeto final até o arquipélago, a cerca de 300 km, será completado pelo helicóptero BLACKHAWK. Após perícia inicial da Polícia Federal, os corpos seguirão para o RECIFE.
O sexo dos corpos recolhidos pela fragata VENTÔSE, da FRANÇA, não foi divulgado. A Aeronáutica e a Marinha não informaram como será, nos próximos dias, essa remoção da região de buscas, localizada a 69,5 km do ponto do último sinal de pane do AIRBUS. “Estamos todos fazendo o melhor possível. A coleta de corpos e fragmentos acontece paralelamente, mas a prioridade é sempre dos corpos”, destacou MUNHOZ. O militar confirmou que corpos e materiais estavam em águas jurisdicionais brasileiras.

Cerca de mil pessoas lotaram hoje a igreja da RESSURREIÇÃO, em PORTO ALEGRE, na missa em homenagem ao cirurgião plástico ROBERTO CORRÊA CHEM, sua mulher, VERA, e a filha LETÍCIA. Os três estavam no vôo 447 da AIR FRANCE. Em PARIS, uma missa internacional com a presença de familiares, amigos e funcionários da companhia também homenageou as vítimas do acidente na catedral de NOTRE-DAME. Amanhã as famílias devem ser recebidas pelo presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, no PALÁCIO DO ELISEU.
 
A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do PIAUÍ, LUCILE MOURA, disse hoje que os danos pessoais das famílias desabrigadas pelo rompimento da BARRAGEM ALGODÕES 1, em COCAL, a 270 km de TERESINA, no dia 27 de maio, foram calculados em 37 milhões de reais, recursos que serão liberados pelo Ministério da Integração Nacional. A inundação atingiu 800 famílias, o que representa um total de 2.973 pessoas. Pelo menos 11 moradores morreram na tragédia, que destruiu ou afetou a estrutura de 150 casas. Proprietários de outras 200 residências alagadas, mas não comprometidas, se recusam a morar no local. O governo vai reconstruir 350 casas.

O presidente do GABÃO, OMAR BONGO, internado havia um mês num hospital de BARCELONA, morreu hoje aos 73 anos. BONGO era o chefe de Estado africano mais tempo no poder. Ele governou o GABÃO com mão de ferro desde 1967. Especula-se que ele tenha se internado para tratar de um câncer. Seu filho, ALI BEN BONGO, deve sucedê-lo.

Em meio à comoção nacional, famílias começaram a enterrar hoje as 41 crianças mortas em um incêndio numa creche de HERMOSILLO, na região noroeste do MÉXICO, na sexta-feira, dia 5 de junho, enquanto o governo apura as causas do acidente. Outras 26 permanecem internadas – 12 em estado grave – com queimaduras de primeiro e segundo graus e intoxicação pulmonar por inalação de fumaça. Autoridades mexicanas informaram, em princípio, que o fogo teria começado em um depósito de pneus ao lado da creche. Hoje, porém, foi divulgado que as chamas partiram de um edifício vizinho, onde havia muitos papéis armazenados e material inflamável. O teto plástico da creche derreteu com o calor e caiu sobre as crianças, que dormiam. Haviam 142 crianças – de 6 meses a 5 anos – no local.  

Um intenso tiroteio entre militares do Exército, policiais federais e traficantes deixou 18 mortos – dois soldados e 16 criminosos – no famoso balneário de ACAPULCO, na costa ocidental do MÉXICO. O confronto começou no sábado à noite e entrou pela madrugada deste domingo. Cinco pessoas foram presas. A ação ocorreu numa área de influência do cartel BELTRAN-LEYVA, violento grupo de narcotraficantes ex-aliados e agora rivais do líder do cartel de SINALOA, JOAQUÍN EL CHAPO GUZMÁN, o homem mais procurado do país. O ataque começou quando soldados mexicanos receberam uma denúncia anônima de que atiradores tinham ocupado uma casa no bairro LAS PLAYAS. Quando os militares chegaram, foram recebidos com granadas e tiros de fuzil. Outros traficantes chegaram de carro, em apoio à batalha. O governo do presidente FELIPE CALDERÓN mantém mobilizados cerca de 45 mil soldados em todo o país. Mesmo assim, a violência é crescente. Em 2008, 6.300 pessoas morreram e, neste ano, 2.300 foram vítimas da guerra das drogas.

Duas pessoas morreram hoje com a queda de um pequeno avião numa área rural da periferia de BUENOS AIRES, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente, cujas causas estão sob investigação, ocorreu em GENERAL RODRÍGUEZ, no Oeste da capital Argentina. A aeronave caiu a 300 metros de uma estrada.

O DALAI LAMA, o exilado chefe espiritual dos tibetanos, recebeu hoje do prefeito de PARIS, BERTRAND DELANOE, o título de cidadão de honra da capital da FRANÇA. Esta homenagem foi por sua luta pela paz. A CHINA considerou a distinção uma “intromissão” em seus assuntos internos.

2 010        :            -         SEGUNDA-FEIRA
Em comemoração a Data Magna da MARINHA, o Comandante do 8º Distrito Naval convida para a abertura da exposição
“BATALHA NAVAL DO RIACHUELO”, 07 DE JUNHO.
Centro Cultural da Marinha em SÃO Paulo
Avenida 9 de Julho”, 4 597 JARDIM PAULISTA
A exposição estará aberta à visitação de 07 de junho à 17 de junho, terça-feira, das 13 às 17 de junho; sábado e domingo, DAS 10 ÀS 17  HORAS.

Recebo nesta manhã o seguinte e-mail do JOSÉ D´AMICO:
Queridíssimo coronel Ventura,
Tudo bem com o senhor ? Rogo que sim.
Recebi muito feliz o convite para a comemoração do aniversário do nosso capitão Gino, sinal de que ele está em franca recuperação. Avisarei o poeta. Muito obrigado pela lembrança !
Coronel Ventura, abusando de sua gentileza inesgotável, solicitaria ao senhor que fizesse uma comunicação informal sobre a homenagem ao poeta, no dia 22 de junho de 2010 (uma terça), às 17h00, no plenário do TRE, situado na Rua Francisca Miquelina n.123, ocasião em que ele receberá o "Colar do Mérito Eleitoral".
Consegui, com o Valéria, os endereços de todos os membros do Conselho Cívico e Cultural para os quais os convites serão enviados pelo Correio.
Na ocasião, teremos (se o senhor também puder mencionar na reunião de hoje do Conselho):
-Banda e Coro da Polícia Militar para o Hino Nacional, a marcha Paris-Belfort, "O passo do soldado paulista", de Guilherme de Almeida e Marcelo Tupinambá, e a obra inédita de Paulo Bomfim e Mario Albanese, "Milagre Paulista":
- os jornalistas José Paulo de Andrade e Salomão Ésper recitando, cada qual, uma poesia de Paulo Bomfim : e talvez
- a cantora e apresentadora Inezita Barroso, que dará um testemunhal.
Desde já, sou-lhe muito agradecido,
Saudações constitucionalistas,
Recruta D'Amico

Quando chego à Sociedade, por volta das 13 horas, familiares do ex-combatente de 1932, COSTABILE MARTUCELLI, estão trazendo as suas cinzas para serem imortalizadas no Monumento Mausoléu, no próximo 9 de Julho. COSTABILE faleceu em 6 de maio deste ano. Em 7de maio o corpo foi cremado. Ele nasceu no dia 20 de março de 1913.
Almoço com MARIO MARGARIDO, DANILO, RAFAEL e RONALDO. Assistimos o jogo amistoso TANZÂNIA 1 x BRASIL 5. O placar contra um adversário bem fraquinho pouco importa. O jogo é festejado pelos brasileiros por causa da boa participação de KAKÁ, principal nome da equipe na ÁFRICA. Desde que se juntou ao elenco, no dia 21 de maio, em CURITIBA, o meia é motivo de preocupação pelos problemas físicos apresentados nos últimos meses. Contra o ZIMBÁBUE, na semana passada, atuou apenas no primeiro tempo. Hoje, na TANZÂNIA, disputou os 90 minutos – a confirmação de que DUNGA precisa para confiar em KAKÁ para o início da competição.
Na tarde mantenho contato com o Sr QUEIROZ, filho de um ex-combatente, residente em SANTO ANDRÉ, que quer emprestar os manuscritos de seu pai, já falecido. O advogado ROGÉRIO ficou de buscar os mesmos e combinamos a maneira como ele poderá retirar esses papéis. Irá aproveitá-los para elaborar sua monografia, no concurso estabelecido pela OAB/SP sobre o Movimento Constitucionalista de 1932.  
MARINEI tenta localizar o escritor MARCO ANTÔNIO VILLA, que escreveu o livro 1932: IMAGENS DE UMA REVOLUÇÃO. Estou propondo a ele a outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA no próximo 9 de Julho. Consegue o e-mail do escritor e, mais tarde, em casa, irei lhe passar uma mensagem.

Prezado Professor MARCO ANTÔNIO VILLA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, através do Conselho da Medalha CONSTITUCIONALISTA resolveu outorgar ao nobre escritor do livro 1932 - IMAGENS DE UMA REVOLUÇÃO a Comenda que V.Sª faz jus. Recebemos vários elogios à obra sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, com notícias inéditas, ou pouco conhecidas, fundamentada em farta documentação.
A imposição da Medalha dar-se-á na Solenidade do 78º Aniversário da Revolução Constitucionalista, no dia 9 de Julho, às 9 horas, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº defronte o Monumento Mausoléu (Obelisco), no IBIRAPUERA.
Solicito confirmar o recebimento desta mensagem para que possamos oficializar a outorga.
Qualquer outro esclarecimento pode ligar para minha residência 2441 3821 pela manhã ou então pelo telefone
31058541 no período da tarde.
                                                            CORONEL PM MARIO VENTURA
                                                           Secretário da Soc.Vet. de 32-MMDC 

Prezado Cel. PM Mario Ventura,
O Rotary Club São Paulo Itaim pretende realizar palestra, no dia 15 de julho de 2010, sobre a Revolução de 1932.
Gostaria que o amigo indicasse um dos membros da Sociedade de veteranos de 1932 para proferir a palestra.
Nossas reuniões são realizadas no Nacional Clube, sito a Rua Angatuba, 703, Pacaembu, às 20:30 horas.
Na reunião é servido jantar e o palestrante tem direito a estar acompanhado por dois convidados.
Aguardo sua resposta;.
Cordialmente
Herberto Carnide
CARNIDE & ASSOCIADOS
Tel: (55) (11) 3826-9222
Fax: (55) (11) 3666-1636
e-mail: herberto@carnide.com.br
Direciono esse e-mail para o CORONEL PM MENDES, que está no exercício da presidência da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.


AGUINALDO insiste em apresentar a peça “AD PERPETUAM....ATÉ O ÚLTIMO TIRO” no Monumento Mausoléu. Mando-lhe o seguinte recado:
CARÍSSIMO AGUINALDO
Por um decreto de setembro de 2006 a administração, segurança, manutenção e restauro do Monumento Mausoléu é de competência da Polícia Militar. Você acompanhou o drama que tivemos para realizar uma exposição em 23 de maio e que não conseguimos apoio nenhum por parte da PM. Nem resposta nos deram aos e-mails que mandamos.
Essa autorização somente poderá ser dada pelo próprio Comandante Geral da Polícia Militar, pois a Sociedade depende disso também para realizar os eventos no local. 
Seria interessante você mandar uma carta endereçada ao CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, DD Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fundamentando o seu pedido. Nós gostaríamos imensamente de ver realizado o espetáculo no Monumento Mausoléu, mas a ordem deverá ser emanada de que administra atualmente o Obelisco. 
Em 7 de junho de 2010 22:14, Aguinaldo Aavlis escreveu:
Estimado amigo Coronel Ventura.
Gostaria de saber a quem poderia recorrer para ser dado autorização para apresentação no Mausoléu, pois temos alguns apoios de Mídia que seria de extrema importância para ajudar nossa Sociedade MMDC, a visibilidade será grande e daremos ênfase a esta. Peço que nos ajude a conseguir autorização, inclusive a Academia do Barro Branco que muito irá nos assistir lá.
Att
Aguinaldo
ATA DA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 07 DE JUNHO DE 2010, ÀS 15 HORAS, NO 9º ANDAR, RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador da Comissão: Conselheiro Francisco Giannoccaro
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista de presença anexa. Justificadas as ausências de: Edimara de Lima, Gaetano Brancati Luigi, Capitão Gino Struffaldi, Maria Cecília Naclério Homem e Pedro Paulo Penna Trindade. Ata em votação: aprovada. EXPEDIENTE: 1) Convites recebidos: da Câmara Municipal de São Paulo, convidando para o hasteamento das bandeiras no dia 8/junho, às 11h30. O coordenador Francisco Giannoccaro, solicita comparecimento dos membros. (Dr. Lauro Escobar hasteará a bandeira paulistana); da Distrital Ipiranga convidando para a solenidade cívico-militar de substituição da Bandeira Nacional, dia 12/junho, às 8 horas. 2) Correspondências expedidas: ao Desembargador Antonio Carlos Viana Santos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, cumprimentando pela exposição “O Berço do Barroco Brasileiro no Tribunal de Justiça e seu Apogeu com Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho”; à Raymundo Magliano Filho, Presidente do Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos, cumprimentando-o pela inauguração desse Instituto; ao companheiro Gino Struffaldi, desejando pronto restabelecimento e seu retorno as suas atividades; à Otávio Azevedo Mercadante, Diretor do Instituto Butantã, manifestando solidariedade ao incêndio ocorrido nas dependências desse Instituto. Pedro Paulo Penna Trindade enviou carta ao Jornal “O Estado de São Paulo” manifestando solidariedade do Conselho Cívico e Cultural referente ao incêndio ocorrido no Instituto Butantã.
Manifestações sobre evento de 9 de Julho e Bandeira Paulista nas Escolas: a) Eloy Gonçalves de Oliveira relata que o folder está no último boneco, onde estampada a bandeira paulista com as 13 listas; na contra-capa síntese do movimento constitucionalista de 32 e um breve relato sobre a Bandeira Paulista; no centro foto alusiva ao Movimento Constitucionalista de 1932; poema “Nossa Bandeira” de Guilherme de Almeida e hino nacional; b) Ainda faltam duas Distritais para indicação de suas escolas; c) Evento de 9 de Julho: será no dia 5 de Julho, no auditório da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, às 17 horas. O livreto (opúsculo) está sendo analisado novo layout (capa e miolo), inclusive para aumento da altura. Pedro Paulo Penna Trindade fará alocução sobre o Movimento de 32; Frances de Azevedo declamará poesia de sua autoria; Entrega do Colar Carlos de Souza Nazareth às seguintes personalidades: Prof. Dr. João Grandino Rodas, Prof. Dr. Antonio Magalhães Gomes Filho, Prof. Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza, Mario Amato e Prof. Dra. Ruth Cardoso “in memoriam”; Quanto ao opúsculo, Eloy sugere foto do Capitão Gino Struffaldi, e atualizar o folder para constar a bandeira paulista com 13 listas; Dr. Lauro Escobar assinala que o brasão de armas foi criado em pleno fragor da guerra cívica e com o beneplácito de Carlos de Souza Nazareth e derivado da campanha do ouro da ACSP e que deu origem ao brasão e que tem ligação muito grande com a ACSP e a Revolução de 32. Não deve, pois, ser esquecido no opúsculo; Que, para o ano que vem, seria de bom alvitre usar o mapa histórico da Revolução de 32; d) Coordenador Giannoccaro informa que os ofícios aos homenageados já foram encaminhados; que Arnédio já entrou em contato com o pessoal do Largo São Francisco e que tudo está organizado para o dia 5 de Julho; que a nossa Comissão do Evento (Valdir, Eloy, Pedro Paulo) já esteve no local; o Coral Baccarelli ficará no Mezanino; a Guarda Honra da Polícia Militar já foi convidada; será servido água, suco e café; e) Viviano Ferrantini informa que o movimento grevista poderá interferir. Contudo, o coordenador Francisco Giannoccaro diz que não haverá problema algum.
Outros assuntos: 1) No dia 23 de Maio ocorreu evento do MMDC no Mausoléu. Compareceram Francisco Giannoccaro, Coronel Paulo Tenório da Rocha Marques, Coronel Mario Fonseca Ventura, Coronel Antonio Carlos Mendes, Pedro Paulo Penna Trindade, Maria Cecília Naclério Homem e Frances de Azevedo que declamou o poema de sua autoria “Liberdade Democrática” (ora parabenizado pelo Coordenador); 2) Que, no dia 25 de Maio, ocorreu evento da mesma entidade na Câmara dos Vereadores/SP com a participação dos Jovens da Banda da Polícia Militar de Pirituba. (Oficiar à Sociedade Veteranos de 32 pelos dois eventos); 3) Valdir Abdallah questiona sobre horário correto do hasteamento da bandeira nacional; Lauro Escobar diz que nas cerimônias civis pode ser a qualquer hora.
PALAVRA LIVRE: 1) Valdir Abdallah questiona sobre a postura dos atletas quando da entoação do hino nacional. Lauro Escobar esclarece que há que se obedecer ao que consta na legislação pertinente. A postura é a de respeito aos nossos símbolos nacionais. De pé, em silêncio, sem chapéu. A mão no peito não consta da lei. O aplauso não é permitido, mas é válido; o coordenador informa que a CBF distribuiu cartilha aos jogadores onde consta histórico das Copas passadas e a participação do Brasil. Consta, também, o Hino Nacional, foi solicitada aos jogadores sua leitura. Marcelo Cypriano e Eloy Gonçalves de Oliveira ressaltam a necessidade da discussão do momento político atual. Próxima reunião designada para o dia 21 deste mês.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que agradeceu as presenças, em especial a de Fábio Ralston. Esta é assinada por ele e pela Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                Frances de Azevedo
          Coordenador                                                 Secretária

A cidade de SÃO PAULO registrou hoje a madrugada mais fria do ano: 8,7 graus. O motivo é a entrada de uma massa polar de grande intensidade, vinda do Sul do país, que já passou pelo Estado e está na BAHIA. A massa fria também deixa o ar mais seco, como ocorreu no início da tarde, quando a Defesa Civil decretou estado de atenção na capital em razão da umidade relativa ter chegado a apenas 30% com tendência a mais queda.

A seleção brasileira está pronta para a COPA DO MUNDO. No começo da noite (horário local), em DAR ES SALAAM, o time de DUNGA goleou a TANZÂNIA por 5 a 1 e encerrou sua agenda de amistosos antes da estréia na COPA. Antes desse jogo, o BRASIL já havia derrotado o ZIMBÁBUE por 3 a 0 em HARARE. Foram, portanto, oito gols em duas apresentações contra adversários velozes e fortes, mas a quilômetros de distância da qualidade e da técnica dos jogadores brasileiros.
Os duelos tiveram objetivos claros para o treinador: dar moral aos jogadores na véspera do Mundial e fazer com que o elenco tirasse do corpo as duas semanas de treino físico e readquirisse ritmo de jogo. Desse ponto de vista, missão cumprida.
Daqui para frente, segundo o próprio DUNGA comentou hoje, antes de embarcar de volta para a ÁFRICA DO SUL, de onde agora só sai com o título nas mãos ou se for eliminado, é começar um trabalho de polimento até a estréia contra a COREIA DO NORTE, dia 15, no ELLIS PARK, em JOHANNESBURGO. “Estamos prontos”, garantiu.

ALEXANDRE DE MORAES, o principal secretário da gestão KASSAB, que coordenava as pastas de Transportes, Serviços, além da presidência da SPTrans e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), deixou o governo. A mudança seria anunciada na próxima sexta-feira, mas acabou vazando para a imprensa antes. No lugar de MORAES, assume na Secretaria de Transportes e na CET, a partir de sexta, MARCELO BRANCO, que comandava a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras até três semanas atrás, mas havia deixado o cargo. A Secretaria de Serviços será interinamente assumida por RUBENS CHAMMAS, que é Secretário Municipal de Planejamento. MORAES era considerado braço direito de KASSAB e agora deve abrir um escritório de advocacia. 

Enredado no escândalo do dossiê contra o tucano JOSÉ SERRA, o ex-prefeito de BELO HORIZONTE, FERNANDO PIMENTEL, deverá se afastar do comando da campanha de DILMA ROUSSEFF à Presidência. Além de ter o nome ligado ao suposto dossiê, PIMENTEL sai fragilizado com a decisão do PT de apoiar o ex-ministro HÉLIO COSTA ao governo de MINAS.

O CINE CAIRO foi inaugurado na década de 1950 e logo se tornou um dos locais preferidos para a elite paulistana assistir a filmes. Com o tempo, o endereço da Rua FORMOSA, 401, acabou entrando em decadência, assim como toda a região do VALE DO ANHANGABAÚ, no centro da cidade.
Na década de 1980, bastante deteriorado, passou a exibir filmes pornôs e virou ponto de prostituição. Atualmente, o prédio está sendo demolido. Sua fachada será preservada e incorporada à PRAÇA DAS ARTES, complexo cultural planejado pela Prefeitura de São Paulo e uma das grandes apostas da administração municipal para revitalizar a região.
A praça fica atrás do TEATRO MUNICIPAL, no quadrilátero formados pelas Ruas CONSELHEIRO CRISPINIANO, FORMOSA, SÃO JOÃO e PRAÇA RAMOS, e deve ficar pronta em 2012.

Morreu hoje, aos 68 anos, o comediante VIANA JÚNIOR, mais conhecido do grande público por interpretar o personagem APOLÔNIO, companheiro da VELHA SURDA no programa humorístico “A PRAÇA É NOSSA”, do SBT. JÚNIOR teve uma insuficiência múltipla dos órgãos em sua casa, em ITANHAEM, no Litoral Sul, e não resistiu. O enterro aconteceu hoje.
O comediante esteve afastado do programa nos últimos anos devido a uma ataxia cerebral, doença que impede a pessoa de ter controle sobre seus movimentos musculares, e chegou a pedir ajuda e expor seu drama em programas populares da TV.
Mês passado, artistas fizeram um show beneficente no Litoral para arrecadar dinheiro visando ao tratamento de saúde de JÚNIOR. Entre os presentes esteve o seu companheiro da “PRAÇA”, MOACYR FRANCO, e ídolos populares do passado, como MARLY MARLEY, SÍLVIO BRITO, SULA MIRANDA, DEMÉTRIUS e LUIZ AYRÃO.
RONY RIOS, o ator que interpretava a VELHA SURDA, já havia morrido em 2001. No famoso quadro, o comediante tentava ler o seu jornal e era sempre incomodado pela idosa, com suas confusões e seus trocadilhos na hora de ouvir e entender as palavras.
JÚNIOR estava na “PRAÇA” desde meados dos anos 1970, quando foi convidado para participar da atração por seu criador, MANUEL DE NÓBREGA, ainda na GLOBO. A estréia na televisão, entretanto, aconteceu em 1963, no programa “SETE BELO SHOW”, na RECORD. Ainda pela emissora, ele participou do humorístico “QUATRO HOMENS JUNTOS”, de 1965, e da novela ‘MÃOS AO AR”, entre 1965 e 1967.
Mas o comediante colecionou participações no cinema brasileiro, principalmente na época das pornochanchadas paulistanas, quando desempenhou papéis de destaque nos filmes “A ÁRVORE DOS SEXOS” e “NEM AS ENFERMEIRAS ESCAPAM”, ambos de 1977.  

Faleceu, aos 68 anos, EUMAR DE SOUZA VILA MAIOR., Trabalhava numa seguradora e decidiu fazer um curso de esteticista. Levou a relutante amiga MARTA MESQUITA junto, “que estava acostumada à vida de secretária”. Isso foi em 1973. Nunca mais largou a profissão nem a amizade, que durou 44 anos. Estava com ela, quando conheceu seu companheiro por 40 anos, JOSÉ JUNQUEIRA DE BIASI, com quem teve dois filhos. A dupla também se reunia com mais quatro mulheres do curso, pelo menos cinco vezes ao ano, para as datas festivas, como Natal e aniversários. Bem-humorada, sempre limpava peles em domicílio. Conquistou boa clientela até na alta sociedade. Fez ainda vários cursos e sempre viajava para congressos.

A contabilidade brasileira perdeu nesta segunda-feira um dos seus incentivadores e mais expressivos nomes, com projeção nacional e internacional, o contador, filósofo, cientista, professor e doutor ANTÔNIO LOPES DE SÁ. O reconhecido líder e admirado mestre, deixa um legado inestimável de obras, com mais de 180 livros e milhares de artigos publicados em revistas científicas e do segmento contábil. Foi brilhante conferencista, participante ativo de eventos e congressos da Classe Contábil no País e no exterior. A obra de ANTÔNIO LOPES DE SÁ significa uma valiosa herança para as gerações futuras, pelo refinado conhecimento e apurada doutrina que a compõem. O contador mineiro tinha 83 anos. Faleceu por causas naturais. Será sepultado amanhã no Cemitério PARQUE RENASCER, em BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

O BRASIL e a TURQUIA fracassaram em suas iniciativas de prolongar as negociações diplomáticas sobre o programa nuclear iraniano, antes que sejam votadas novas sanções contra o IRÃ no Conselho de Segurança da ONU. Os representantes de ESTADOS UNIDOS e MÉXICO, país que passou a ocupar a presidência do órgão, afirmaram hoje que a votação será realizada ainda nesta semana.

O ex-baterista da banda STEREOPHONICS, STUART CABLE, foi encontrado morto hoje em sua casa no PAÍS DE GALES. A causa da morte ainda não foi estabelecida. CABLE e a banda de rock galesa conquistaram fama nos anos 1990. O músico deixou o grupo em 2003 e tentou uma carreira na mídia, apresentando programa na rádio BBC do PAÍS DE GALES. Criou também a banda KILLING FLOOR COMPANY.

Dez soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo sete americanos, morreram hoje em incidentes separados no sul e no leste do AFEGANISTÃO. O dia foi o mais violento deste ano para as tropas da OTAN no país. O Exército americano informou ainda que o soldado JEREMY MORLOCK, de 22 anos, foi acusado pela morte de três civis na Província de KANDAHAR. Cinco soldados estão envolvidos nos crimes. 

Uma autoridade da área de segurança do EGITO, que não quis se identificar, disse hoje que o governo egípcio pretende manter a fronteira com a FAIXA DE GAZA aberta “indefinidamente”, o que amenizaria o bloqueio imposto por ISRAEL ao território palestino para impedir que o grupo HAMAS tenha acesso a armas.
Ana Luiza Tapia | 07 Junho 2010
Internacional - Oriente Médio
Mesmo com braceletes dizendo médico em quatro línguas (inglês, turco, árabe e hebraico) e estetoscópios no pescoço, também a nós eles tentaram agredir. Um deles cuspiu no nosso cirurgião. Um outro deu um soco na enfermeira que tentava medicá-lo.
Sei que todos já estão cansados de ouvir falar do que aconteceu em Gaza nesta semana, mas como ouvi muitas asneiras por aí, resolvi contar a vocês a minha versão da história. Eu não quero que pensem que virei alguma ativista ou algo do gênero. Eu continuo a mesma Ana de sempre. Mas por ter feito parte desse episódio, não posso me abster de falar a verdade dos fatos. Eu estava lá! Ninguém me contou. Não li no jornal. Não vi fotos na Internet ou vídeos no Youtube. Vi tudo como foi mesmo, ao vivo e com muitas cores. Como vocês sabem, eu estou servindo com médica na medicina de emergência do Exército de Israel, departamento de trauma. Isso significa: medicina em campo.
4h30 da manhã de segunda-feira: meu telefone do Exército começa a tocar. Possíveis conflitos em Gaza? Pedido de ajuda da força médica, garantir que não faltarão médicos. Minha ordem: aprontar-me rapidamente e pegar suprimentos, o helicóptero virá me buscar na base. No caminho, me explicam a situação. Há um navio da ONU tentando furar a barreira em Gaza. Li todos os registros fornecidos pela inteligência do Exército (até para entender o tamanho da situação).         
O navio se aproximou da costa a caminho de Gaza. O acordo entre Israel e a ONU é que todos os barcos devem ser inspecionados no porto de Ashdod em Israel e todos os suprimentos devem ser transportados pelo nosso Exército a Gaza. Isso porque cerca de 14 mísseis tem sido lançados de Gaza contra Israel diariamente. E não podemos permitir que mais armamento e material para construção de bombas seja enviado ao Hamas, grupo terrorista que controla gaza. Dessa forma, evitamos uma nova guerra. Ao menos por agora.
O navio se recusou a parar. Disseram que eles mesmo entregariam a carga a Gaza. Assim, diante de um navio com 95% de civis inocentes (os outros 5% são ativistas de grupos terroristas aliados ao Hamas, que tramaram toda essa confusão), Israel decidiu oferecer aos comandantes do navio que parassem para inspeção em alto mar. Mandaríamos soldados para inspecionar o navio e se não houvesse armamento ele poderia seguir rumo a Gaza. Essa foi uma atitude extremamente pacifista do nosso exército, em respeito aos civis que estavam no navio. E, se não há armamento no navio, qual é o problema de que ele seja inspecionado? Os comandantes do navio concordaram com a inspeção.
5:00h - Minha chegada em Gaza. Exatamente no momento em que os soldados estavam entrando nos barcos. E foram gratuitamente atacados: tiveram suas armas roubadas, foram espancados e esfaqueados. Mais soldados foram enviados, desta vez para controlar o conflito. Cerca de 50 pessoas se envolveram no conflito, 9 morreram. Morreram aqueles que tentaram matar nossos soldados, aqueles que não eram civis pacifistas da ONU, mas sim militantes terroristas que comandavam o grupo. Todos os demais 22 feridos entre os tripulantes do navio, foram atendidos e resgatados por nós, eu e minha equipe e enviados para os melhores hospitais em Israel.
Entre nós, nove feridos. Tiros, facadas e espancamento. Um deles ainda está em estado gravíssimo após concussão e seis tiros no tronco. Meninos entre 18 e 22 anos, que tinham ordem para inspecionar um navio da ONU e não ferir ninguém. E não o fizeram. Israel não disparou nem o primeiro, nem o segundo tiro. Fomos punidos por confiar no suposto pacifismo da ONU. Se soubéssemos a intenção do grupo, jamais teríamos enviados nossos jovens praticamente desarmados para dentro do navio. Ele teria sim sido atacado pelo mar. E agora todos os que ainda levantam a voz contra Israel estariam no fundo mar.
Depois de atender os nossos soldados, me juntei a outra parte da nossa equipe que já cuidava dos tripulantes. Mesmo com braceletes dizendo médico em quatro línguas (inglês, turco, árabe e hebraico) e estetoscópios no pescoço, também a nós eles tentaram agredir. Um deles cuspiu no nosso cirurgião. Um outro deu um soco na enfermeira que tentava medicá-lo. Além de agressores, são também ingratos. Eu trabalhei por 6 horas seguidas atendendo somente tripulantes do navio. Todo o suprimento médico e ajuda foram oferecidos por Israel. Depois do final da confusão o navio foi finalmente inspecionado. Lotado de armas brancas e material para confecção de bombas caseiras. Onde é que está o pacifismo da ONU??? Na terça-feira, fui visitar não só os nossos soldados, mas também os feridos do navio. Essa é a política que Israel tenta manter: nós não matamos civis como os terroristas árabes. Nós não nos recusamos a enviar ajuda a Gaza. Nós não queremos mais guerra. Mas jamais vamos permitir que matem os nossos soldados.
Só milionário idiota que acha lindo ser missionário da ONU não entende que guerra não é lugar para civis se meterem. Havia um bebê no barco (que saiu ileso, obviamente): alguém pode explicar por que uma mãe coloca um bebê em um navio a caminho de uma zona de guerra? Onde eles querem chegar com isso? Eles não entendem que foram usados como ferramenta contra Israel, e que a intenção nunca foi enviar ajuda a Gaza e sim gerar polêmica e criar ainda mais oposição internacional. E continuam sem entender que dar força ao terrorismo do Hamas, do Hezbollah ou do Irã só significa mais perigo. Não só a Israel, mas ao mundo todo. E o presidente Lula precisa também entender que desta guerra ele não entende. E que o Brasil já tem problemas demais sem resolver. Tem mais gente passando fome que Gaza. Tem muito mais gente morrendo vítima da violência urbana no Rio do que mortos nas guerras daqui. E passar a cuidar dos problemas daí. Dos daqui, cuidamos nós.
Eu sempre me orgulho de ser também brasileira. Mas nesta semana chorei. De raiva, de raiva de ver que especialmente no Brasil, muito mais do que em qualquer outro lugar, as notícias são absolutamente distorcidas. E isso é lamentável. Não me entendam mal. Eu não acho que todos os árabes são terroristas. Mas sei que quem os controla hoje é. E que esta guerra não é só contra Israel. O Islamismo prega o extermínio de todo o mundo não árabe. Nós só somos os primeiros da lista negra. Por favor, encaminhem este e-mail aos que ainda não entendem que guerra é guerra e que os terroristas não são coitadinhos. Eu prometo escrever da próxima vez com melhores notícias e melhor humor. Tenho algumas boas aventuras pra contar.
Ana Luiza Tapia fez "Aliá" há pouco mais de dois anos e serve ao exército israelense (IDF - Israel Defense Forces), na área médica.

2 011    :      TERÇA-FEIRA
REVISTA GERAL 29º BPM/M
Comemoração Aniversário do Sr. Cmt de Btl: 08 (oito) Anos de Comandamento
Evento de Comemoração do Aniversário dos 79° Anos da Juventude Constitucionalista
Sociedade Veteranos de 32
Data: 07Junho2011   Horário:09:00h
Local: Igreja Tabernaculo o Brasil para Cristo – R. Ten Laudelino Ferreira do Amaral
Vl Jacuí - São Miguel Pta
Relação de Pretendentes a ser Agraciados com Medalhas da Sociedade Veteranos de 32:

1º Grupo
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
TIPO
MEDALHA
1
Mj PM WALTER CASTRO GARCIA
 Diretoria MMDC Leste 29°M
Constitucionalista
2
Cb PM ROSALIN DIAS PRIMO
Diretoria MMDC Leste 29°M
Constitucionalista
3
Sd PM VANDERLEI CONCEIÇÃO DE LIMA
Diretoria MMDC Leste 29°M
Constitucionalista

2º Grupo
1
1° Ten PM JOSÉ ALBERTO EVARISTO DE OLIVEIRA
Cmt 4ª Cia do 29° M
MMDC
2
1º Ten  Med PM JULIANA PINOT GONÇALVES
Médica do 29º BPM/M
MMDC
3
Sub Ten PM DORIVALDO ALVES NASCIMENTO FILHO
P/2 do 29º BPM/M
MMDC
4
1º Sgt PM PAULO DONIZETE DE PAIVA
Cmt Eq FT 29° BPM/M
MMDC
5
1º Sgt PM JOSÉ SOARES MEDINA
CGP ROCAM
MMDC
6
2º Sgt PM JOSÉ DE SOUZA COUTINHO
CGP ROCAM
MMDC
7
2º Sgt PM JOSÉ ALBERTO DO NASCIMENTO
Enc do GT do 29° BPM/M
MMDC
8
3º Sgt PM SÉRGIO ALVES PEREIRA
4ª Cia do 29°M
MMDC
9
Cb PM DANIEL IVO DE CRISTO
4ª Cia do 29°BPM/M
MMDC
10
Cb PM CARLOS ALBERTO AMATSU
R Escolar 4ª Cia do 29°M
MMDC
11
Cb PM DOUGLAS MARQUES BRAZ
Mot de Eq de FT
MMDC
12
Cb PM FARANI SALVADOR FREITAS ROCHA JR.
Mot de Eq de FT
MMDC
13
Cb PM MARCOS ROBERTO R. DE JESUS
R Escolar 1ª Cia do 29°M
MMDC
14
Sd PM CÉLIA NEVES DE LIMA
ROCAM 29° BPM/M
MMDC
15
Sd PM JOSÉ MARCIANO SOUSA
ROCAM 29° BPM/M
MMDC


3º Grupo
1
1° Ten PM ANTONIO BATISTA DE MORAES 
Oficial GT 29° BPM/M
MMDC
2
2° Ten PM BENEDITO CESAR DA CUNHA
P/4 do 29° BPM/M
MMDC
3
1º Sgt PM GABRIEL ELIAS DA COSTA
SJD da FT 29° BPM/M
MMDC
4
1º Sgt PM JOÃO JÚNIOR MARTINI
Sargenteante da Cia FT
MMDC
5
1º Sgt PM MILTON PIRES DE OLIVEIRA
Enc da Motomec do 29° BPM/M
MMDC
6
2° Sgt PM CLEMENTINO ANTONIO DA SILVA
Sargenteante da 3ª Cia
MMDC
7
2° Sgt PM ELIMAR ALVES VIANA
Sgtte. 2ª Cia do 29°M
MMDC
8
2º Sgt PM ROBERTO GOMES DE OLIVEIRA
Enc do P/1 do 29° BPM/M
MMDC
9
3º Sgt PM ELMIRO ANATEUS GOMES PRATES
1ª Cia do 29°M
MMDC
10
3º Sgt PM EDVALTER VIANA CAMPACHE
1ª Cia do 29°M
MMDC
11
Cb PM LAURO NUNES DE FIGUEIREDO FILHO
29°BPM/M
MMDC
12
Cb PM MARCONE FLORENTINO DA SILVA
P/2 29°M
MMDC
13
Cb PM LUIS ALBERTO ALMEIDA LIMA
29°BPM/M
MMDC
14
Cb PM FABIANO SOUZA RAMOS       
2ª Cia do 29°M
MMDC
15
Sd PM COSMO ALVES PAULINO
29° BPM/M
MMDC
Esse evento em SÃO MIGUEL PAULISTA, proporcionado pelo núcleo que está sendo revitalizado naquela região, não contará com a presença do presidente GINO STRUFFALDI, que não está bem de saúde; do CORONEL PM MENDES, em viagem ao interior de São Paulo, pela maçonaria e nem por mim, pois tenho de estar na solenidade da Câmara Municipal por volta das 11 horas. Mas tenho certeza de que tudo correrá bem, pois as cerimônias de entrega de Medalhas em SÃO MIGUEL PAULISTA sempre foram coroadas de êxito.
Por volta das 10:30 horas estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Já começamos a receber os currículos das Forças Armadas e de outros locais, conforme estabelecemos nas novas regras que passarão a valer de fato assim que eu assumir a presidência. Também chegaram os currículos para a confecção dos diplomas das medalhas que serão entregues em SÃO MIGUEL PAULISTA em 6 de julho, quando então o núcleo será anunciado com nova diretoria.
Na Câmara Municipal cumprimento o Presidente JOSE POLICE NETO, FRANCISCO GIANNOCCARO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, FRANCES DE AZEVEDO, BRESSAINE, PAULO ESCOBAR, JOSÉ D´´AMICO, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Professora MARGARIDA ROSA, ANDRÉ CLÓVIS BISPO, Oficiais da PMESP, Inspetores da Guarda Civil e outras autoridades que comparecem para o hasteamento das bandeiras em data significativa: comemora-se os 79 anos do Movimento Constitucionalista. CECÍLIA DE ARRUDA, como sempre, desempenha com maestria o seu papel de Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal. Desta feita sou convidado para hastear a Bandeira do Estado de São Paulo e depois do hasteamento das bandeiras sou chamado para falar sobre a Revolução Constitucionalista. O PEDRO PAULO PENNA TRINDADE declama uma poesia linda sobre esse episódio nacional e ESCOBAR, conhecedor profundo das bandeiras, fala com muita propriedade sobre os nossos pavilhões, tanto o brasileiro, como o estadual e o municipal. É uma manhã de grande significativo cívico, principalmente porque duas escolas estão presentes.  

SOLDADO CONSTITUCIONALISTA
     PEDRO PAULO PENNA TRINDADE
Pela garra a trincheira como morada
Pela honra  -  acionou o gatilho da coragem
Pela democracia  -  a munição do heroísmo
Pela liberdade  -  enfrentou o inimigo
Pela família  -  a consciência do amanhã
Pela bravura  -  combateu o bom combate
Pela dor  -  o sacrifício em forma de oração
Pela coragem  -  arriscou a vida na batalha
Pela bandeira  -  a luta que não foi em vão
Pela esperança  -  sonhou com a vitória
Pela juventude  -  o exemplo cívico
Pela revolução  -  fez do fuzil o seu troféu
Pela pátria  -  o ideal constitucionalista!
FRANCES DE AZEVEDO lança hoje o seu livro “POEMAS PAULISTAS”. Na Sociedade, ela me faz a seguinte dedicatória: Ao Amigo e prefaciador deste, Coronel Mario Fonseca Ventura, com meus agradecimentos e votos de excelente gestão, agora como presidente, junto à Sociedade Veteranos de 32. Com carinho FRANCES DE AZEVEDO.
Em seu prólogo ela diz: No início deste século, em minhas andanças por algumas instituições culturais aproximei-me de um grupo que aos poucos foi me cativando pelo espírito essencialmente cívico. Pessoas determinadas em busca de resgatar e esclarecer fatos históricos, no intuito de manter viva a chama do civismo, da verdadeira democracia que um dia bateu forte no coração do cidadão paulista, paulistano, sobremaneira. Preocupação de quem soe construir um mundo melhor. Repassar valores aos filhos, aos netos, à sociedade como um todo.
Assim, de comemoração em comemoração, foi o meu espírito enveredando por sendas nunca dantes percorridas. De tal sorte que, a veia poética acabou falando mais alto, levando-me a traçar versos alusivos à epopéia de 9 de Julho.
Refiro-me, obviamente ao MMDC-SOCIEDADE VETERANOS DE 32!
Lembro-me, muito bem, que meus pais contavam alguns episódios (à época eles tinham entre 14 e 17 anos de idade). Ouvíamos os relatos como algo político, sem, no entanto, nos apercebermos do fato histórico tão relevante ao processo democrático brasileiro.
Muito se tem escrito a respeito. Fatos distorcidos têm sido veiculados pela mídia escrita e televisiva. Comentários são feitos aqui e ali.
Discussões à parte, o que importa é, realmente, extrair a essência de tal movimento deflagrado em 32. Aliás, começou um tempo antes com as insurreições armadas, passando pelo movimento pró-anistia...Mas, não vou agora contar os antecedentes político-históricos, eis que, minha pretensão é bem mais singela: poética, simplesmente onde, em versos brotados do âmago de meu ser, fui tentando ressaltar algumas passagens daqueles tempos, daquele outono, adentrando pelas frias manhãs de julho e só findando no início da Primavera, aos 2 de outubro de 1932, quando as flores se derramavam sobre os túmulos daqueles que lutaram pela real Democracia!
Há, também, nesta obra uma parte em prosa. São algumas linhas perfunctórias, pois não sou historiadora. Foram publicadas no Jornal da API (Associação Paulista de Imprensa) quando articulista cívica.
Despeciendo mencionar que fui me afeiçoando de tal forma a esta conceituada entidade cívica que acabei me tornando sócia em 2003 e, com subida honra, galardoada com a Medalha PEDRO DE TOLEDO em cerimônia cívica no dia.
O trabalho que ora apresento aos meus leitores visa condensar os poemas sobre o tema que fiz ao longo desses oito anos, demonstrando, desta forma, o quanto sou grata aos que me acolheram na entidade, especialmente ao presidente Capitão Gino Struffaldi, ao Secretario Coronel Mario Fonseca Ventura e ao vice-presidente Coronel Antonio Carlos Mendes. À felicidade cívica, pelos momentos indescritíveis das comemorações: 23 de Maio (Morte de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), desfiles de 9 de Julho e 2 de Outubro (Cessação das Hostilidades).
Almoço com vários oficiais na AOMSP e companheiros de lutas no MMDS: VICTÓRIO, CRISTIANO, RAFAEL e COLOMBO. As conversas são também sobre o Movimento Constitucionalista e a queda de PALOCCI, que está para acontecer ainda hoje. O Ministro da Casa Civil cai de “maduro”.
Às 15 horas, na Associação Comercial, vamos participar de mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural, com GIANNOCCARO na coordenadoria e FRANCES como secretária. Entre os presentes: VIVIANO FERRANTINI, LAURO ESCOBAR, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, VALDIR ABDALLAH, MAJOR PM ARLINDO DE SOUZA PÍCOLI, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA, DOUGLAS NASCIMENTO, JÁCOMO, HELIODORO e outros.
Discute-se hoje principalmente a palestra do GENERAL HELENO, realizada ontem na Associação Comercial, sobre as fronteiras brasileiras e a causa do nosso índio. O Movimento Constitucionalista também é discutido e as distritais farão a distribuição de bandeiras e de folders. A Professora EDIMARA DE LIMA (não está presente) elaborou uma carta em nome dos conselheiros, sobre as publicações escolares que enodoam a Secretaria da Educação, pelos erros crassos que contêm. O jornal Diário do Comércio de amanhã irá publicar essa Carta. Deverá ser remetida para o Ministério de Educação e Cultura.
FRANCES entrega para cada conselheiro o seu livro. Também se fala sobre a divisão do Estado do PARÁ em três, um plebiscito execrado por todos nós.
DOUGLAS NASCIMENTO me presenteia com o livro “GUARULHOS TEM HISTÓRIA. Interessante é que andei à procura desse livro e o recebo, sem esperar, hoje. DOUGLAS possui um dos sites mais concorridos na Internet “SÃO PAULO ABANDONADA”. Promete nos visitar na próxima quinta-feira. Após passarmos uma tarde realmente cívica e proveitosa, vamos retornar aos nossos lares.            
ATA DA 2ª REUNIÃO DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, GESTÃO MARÇO 2011 / MARÇO 2013, REALIZADA EM 07 DE JUNHO DE 2011, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51, CENTRO.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretária: Frances de Azevedo.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. Justificadas as ausências de Edimara de Lima, Eloy Gonçalves de Oliveira, Giambattista Serra di Nervi, Marcelo Cypriano Motta, Maria Cecília Naclério Homem e Maria Helena Martino Zogaib. Após agradecer as presenças, coloca ata em votação que é aprovada. Em seguida passa ao Expediente: carta enviada ao Coordenador Institucional das Sedes Distritais, Sr. Roberto Mateus Ordine, para indicação dos respectivos representantes. Doação da Bandeira Paulista nas Escolas: Falta somente cada Distrital indicar uma escola. Que a professora Edimara de Lima já elaborou carta (ora lida pela Secretária) pertinente ao assunto do livro do MEC, que será publicada no DC e depois enviada ao Ministério da Cultura. Todos concordam. (Viviano Ferrantini comenta que, infelizmente, mais um livro para a Educação foi lançado contendo contas erradas. É uma barbaridade). Assim, o papel de nosso Conselho esgota-se com esta carta da professora Edimara. Quanto ao Colar “Carlos de Souza Nazareth”, vem ocorrendo dificuldades, sem retorno por parte da presidência. Estamos, ainda, no aguardo. Talvez, depois de Julho. Paulo Tenório da Rocha Marques sugere alteração no Colar, na qualidade da peça, ao que, o Coordenador acrescenta que conhece um estilista que poderá melhorar a qualidade daquela. Que hoje ocorreu hasteamento das bandeiras, na Câmara Municipal de São Paulo, em comemoração ao “Dia da Juventude Constitucionalista”. A cerimônia foi magnífica, tendo se emocionado com a postura cívica de uma menina ao hastear a bandeira. Estiveram presentes: Mario Fonseca Ventura que discursou sobre a Revolução de 32, Pedro Paulo Penna Trindade que declamou lindo poema, Frances de Azevedo, Lauro Escobar que discursou sobre a Bandeira Paulista, Paulo Tenório da Rocha Marques. Que dia 14 deste mês, próxima terça-feira, Mario Fonseca Ventura proferirá palestra: “O Sentido Nacional de Revolução de 32”, na OAB/SP, Salão Nobre, às 19 horas, sob a Coordenação de Frances de Azevedo, membro da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP; Dia 15 de Junho, às 18 horas, abertura da Exposição “Palácio da Justiça: Berço do TRE Paulista”, no Salão dos Passos Perdidos, 2º andar, Palácio da Justiça, Praça da Sé, s/nº. O coordenador Francisco Giannoccaro, agradece a presença de Douglas Nascimento, editor-chefe do SPA, que veio a convite de Pedro Paulo Penna Trindade, a Edison de Oliveira, da Distrital Lapa e a Francisco Biagini, da Distrital Penha, por fim, à Heliodóro Sá pelo recorte As palavras de Rui Barbosa. Parabeniza a secretária Frances de Azevedo pelo lançamento de seu livro “Poemas Paulistas” nesta reunião. Faz menção à publicação, no DC, da Carta do Marques de Tamandaré, cujo texto será enviado a todos. Em seguida, faz menção aos Estados novos que a União pretende criar, onde, certamente, a conta será paga pelos contribuintes. Palavra Aberta para manifestação: Arlindo de Souza Pícoli: a União terá que socorrer cada Estado novo que, naturalmente, não tem condição. Consta que, será da ordem inicial de um bilhão de reais. Lauro Escobar: que tal valor será inicial, depois teremos, naturalmente, Estados-chupins, pois não terão condição de sobreviverem por si só. Plebiscito não adianta nada. Bolsa-família é anestésico. Poucos são os grupos, como o nosso, que poderiam se manifestar. Valdir Abdallah concorda e Paulo Tenório diz ser uma temeridade dar força neste governo por qualquer coisa. Temos que estar alertas. Mario Fonseca Ventura: que no grupo do Barro Branco todos são contra a criação. Os gastos são enormes, são bilhões e bilhões. A arrecadação não é suficiente. Temos que nos manifestar. Viviano Ferrantini diz que o intuito é político para nomear senadores. Temos que ver a Constituição sobre o assunto. Talvez seja uma questão de criar Território e não Estado. Lauro Escobar: É a mesma coisa. Não podemos transigir com esta iniciativa do governo que tem interesse próprio. Temos que protestar. Coordenador Francisco Giannoccaro: tal manifestação será feita por escrito pelo Paulo Tenório e Pedro Paulo Trindade, depois será encaminhada à presidência para, eventualmente, publicar no DC. Quanto à palestra do General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ontem nesta casa, sobre a segurança em nossa fronteira, assim se manifestaram os seguintes membros: Valdir Abdallah: que o General tem conhecimento da área fronteiriça do Brasil, falou sobre índio que quer ser bem tratado (saúde, alimentação), drogas, armas. O General é profundo conhecedor, conhece o problema, no entanto deixou a desejar na solução para tal assunto. Viviano Ferrantini: A palestra repetiu o que foi dito por ele no Clube Espéria. Ele aponta problemas, não a solução. Há, ainda, a fronteira marítima que, segundo consta, estão construindo fragatas neste sentido. Não deveríamos aceitar que Hugo Chávez venha dar palpites aqui. Heliodoro Pereira de Sá, diz que chamou sua atenção o problema da fronteira na Amazônia com seus 11.500km sem segurança, onde o progresso só serviu para o narcotráfico, para o ilícito nas fronteiras. Enviará aos membros seu texto sobre o assunto. Coordenador Francisco Giannoccaro: a segurança no território nacional é um problema generalizado. Na época da Raposa Serra do Sol, houve a desapropriação e hoje está à míngua. O Jornal Nacional fez a reportagem sobre as nossas fronteiras desguarnecidas. Creio que a geração de nossos filhos está perdida. Temos que continuar com nosso trabalho de civismo para construir um país melhor. Há que se ter a volta, nas escolas, de aulas de civismo. Pedro Paulo Trindade comenta que o presidente da Câmara de Vereadores (José Police Neto) tem Projeto de Civismo, e que poderíamos convidá-lo a vir ao nosso Conselho para falar sobre o assunto. Douglas Nascimento diz que, em Guarulhos, há um trabalho interessante sobre história dos bairros feito nas escolas, onde a cidadania aflora. Assim, nomes de ruas, museus, estabelecimentos comerciais, são estudados. Já foi feita em três escolas. Assim, nasce o civismo. Esta é a sugestão. Jácomo Spampinato Neto diz que na Lapa há um trabalho, no Colégio Santo Ivo, feito pelo Professor José Carlos (lá tem o Museu Maria Soldado, alusivo à Revolução de 32). Que este colégio convida outras escolas a visitarem o museu. O bairro da Lapa possui história ligada à entrada das Bandeiras de São Paulo. Viviano Ferrantini acrescenta que há, ainda, a fronteira marítima. Ao que consta está sendo construídas fragatas para tal. Og Pozzoli: que o general Heleno, realmente, não apontou a solução. Nossas forças armadas têm o mesmo efetivo de 1940. Há várias questões, como a questão das cotas, trata-se de um paradoxo. São questões ainda, insolúveis. Osmar Garcia Stolagli: que foi feito trabalho sobre Itaipu, foram para lá. Que a entrega das bandeiras nas escolas é salutar para o civismo. Seria muito bom que voltasse esta matéria nas escolas. Conforme Jácomo: Educação Moral e Cívica deveria voltar às escolas. Mario Fonseca Ventura diz que na Sociedade Veteranos de 32 o civismo está no auge. O número de núcleos vem aumentando (Barro Branco, Lapa, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, etc.) calçados no civismo. Tanto que, a do Barro Branco é dentro da própria PM. Os cadetes serão os comandantes de amanhã. O núcleo de Pirituba tem 1.800 alunos. A procura para formação de núcleos vem aumentando. O site é bastante visitado. No ano que vem completaremos 80 anos. Que nosso Conselho Cívico teve início em 2002 e muito vem contribuindo para o Civismo. O Coordenador Francisco Giannoccaro cita que: há legislação estadual e municipal sobre hasteamento das bandeiras nas escolas; que a história dos bairros e o projeto de civismo da Câmara dos Vereadores poderão fazer parte do Projeto de Civismo, que deverá ser bem elaborado para ter sucesso. Pedro Paulo Trindade entrega a todos “Carta ao Arauto da Paz” do prefeito Gilberto Kassab, onde enaltece o trabalho de nosso colega Gaetano Brancati Luigi na divulgação da paz pelo mundo. O Coordenador Francisco Giannoccaro agradece as presenças, especialmente dos convidados.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro, que assina juntamente com a Secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                     Frances de Azevedo
         Coordenador                                                       Secretária
Acontece que SÃO PAULO é surpreendida por violenta carga d´água e o trânsito fica muito ruim na MARGINAL TIETÊ e VIA DUTRA. Tempo fechado e ventos de até 81 km/h causaram hoje uma morte e vários transtornos em SÃO PAULO, incluindo apagões em semáforos e no fornecimento de energia elétrica, telefonia e Internet. Na região central, uma pessoa morreu depois de ser atingida por uma árvore. O vendaval também obrigou um avião a arremeter quando tentava pousar no Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul. O mau tempo causou ainda um fenômeno inusitado: a formação de ondas no RIO PINHEIROS.

Recebo uma mensagem do GIRALDI que me ajuda na luta árdua que vou ter pela frente após o 7 de julho.
Querido Amigo Ventura
Após uma quase infindável aplicação do meu trabalho no exterior eis-me de volta ao Brasil
Fiquei emocionado ao sabê-lo Presidente do "MMDC". Certeza absoluta de sucesso.
Quanta honra para nossa turma!
Quanta honra para a Polícia Militar!
Quanta honra para os Paulistas!
Parabens!
Você é o homem certo, no lugar certo, na hora certa.
E muito trabalho pela frente...
Aliás, trabalho é algo que nunca o assustou, mas é alimento que dá vida à sua própria vida.
Terei imenso prazer em visitá-lo uma hora e tomarmos um cafezinho juntos, e colocarmos em dia o papo
Deus o abençoe. Também sua Família e trabalho.
Abração.
Giraldi

Prezado Cel Ventura
Boa tarde
Eu sou o Maj Godoy do EB e me encontro realizando um curso junto ao Exército da Bolívia juntamente com mais um tenente e um sargento.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de concessão de medalhas a oficiais e praças bolivianos.
Caso positivo, quantas seriam possíveis e a que preço...prazo....etc....
Para eles aqui uma medalha do Brasil é muito importante......
E também nos ajudam muito.
Certo de contar com vossa atenção, antecipadamente agradeço.
Godoy

PREZADO MAJOR GODOY
Temos feito entregas de medalhas em próprios do Exército, como o 2º BPE, 21º DSup, Tiros de Guerra, 1º BPE (RIO DE JANEIRO), 5º e 6º BIL, e outras Unidades.
Há determinados critérios para e entrega de nossas medalhas:
Em maio, quando aconteceu o episódio da morte dos primeiros mártires da Revolução, entregamos a MMDC
No mês de JULHO há a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA, cujo evento maior é justamente no IBIRAPUERA. Mas para este ano a grade das 32 outorgas já passou pelo crivo da Comissão de Medalhas, os currículos já estão conosco e não há como colocar mais nomes da listagem.
Em outubro, por ocasião da Cessação das Hostilidades (2 de outubro) há a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.
A Sociedade não arca com as despesas das medalhas, naturalmente ficando o patrocínio para a Unidade que proporciona a solenidade.
Uma das condições estabelecidas pela Comissão das Medalhas é que os currículos cheguem à Sociedade um mês antes do evento.
Sugestão minha é que sua Unidade programe um evento para Julho, naturalmente depois do 9 de Julho, pois essa data é humanamente impossível a nossa participação, sendo que poderemos estudar de comum acordo os preparativos para essa solenidade. Vocês escolheriam as pessoas a serem homenageadas, mandariam os currículos com a antecedência de 30 dias, e compareceriamos para galardoar os mesmos.
Não entendi bem se essa outorga de medalha seria na Bolívia ou no Brasil, nem qual Unidade que se processaria esse evento. A presença do presidente ou de algum diretor que faça suas vezes na outorga da comenda é condição "sine qua non" nessa entrega.
Aguardo sua resposta.

PREZADISSIMO BIAJONE
A FRANCES falou muito de sua pessoa. Estivemos juntos em dois eventos importantissimos: Câmara Municipal e Associação Comercial de São Paulo, mas não estive com o CORONEL MENDES em nenhum desses eventos. Ele estaria viajando pela maçonaria pelo interior de São Paulo. Vamos ver se amanhã tenho o prazer de cruzar com ele. 
Em 7 de junho de 2011 09:41, prof mat escreveu:
Bom dia Cel Ventura
Como esta o senhor? hoje a sra. Frances comparecerá em reunião por vós presidida e disse me ela estar a disposição para a captura e envio do diploma/estojo caso ambos estejam em condições de retirada junto ao Cel PM Mendes.
Aproveito a ocasião para informá-lo que vossas solicitações foram encaminhadas ao cmt do 22BPM/I e já entrei em contato com a PANELLI cujo sofisticadissimo site é o que segue para vosso conhecimento
http://www.panelli.com.br/panelli.htm 
Enorme abraço e no contato
Biajone
Junho 7, 2011 as 04h41

Segurança Pública
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução de 03.06.11
GS nº 625/11.
O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal nº 5.836, de 05/12/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual nº 186, de 14/12/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual nº 893, de 09/03/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício nº CorregPM-009/333/11, de 18 de maio de 2011, que adota como base do presente ato, obedecidos aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, resolve: Submeter o 2º Ten PM 820057-2 José Carlos Furioso, do 47º Batalhão de Polícia Militar do Interior (47º BPM/I), a Conselho de Justificação, nomeando o Maj PM 841885-3 Altamiro de Castro Filho, do 47º Batalhão de Policia Militar do Interior (47º BPM/I), como Presidente, Cap PM 901202-8 Fernando Sasaki Fagionato,  o 47º Batalhão de Policia Militar do Interior (47º BPM/I), e o Cap PM 920434-2 Fernando Sérgio Andrade, do Comando de Policiamento do Interior Dois (CPI-2), como membros. Nomeio o Maj PM 830599-4 Luis Alberto Syma, do Comando de Policiamento do Interior Dois (CPI-2), como Oficial suplente do presente Conselho de Justificação, que assumirá a função de membro na eventualidade de ser necessária a substituição definitiva de algum membro titular, por motivos legais ou relevantes e a critério do Comandante Geral da Polícia Militar. O Conselho de Justificação poderá inquirir outras testemunhas, caso entenda necessário, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede do 47º
Batalhão de Policia Militar do Interior (47º BPM/I).

Há dias na vida de cada um que ficam marcados para sempre. O dia em que se descobre correspondido em um amor, o nascimento dos filhos, a conquista de um bem planejado objetivo. WADKH HELU nasceu em TATUI, no dia 15 de março de 1922. Aos 33 anos, se formou pela Faculdade de Direito da USP, em 1955. Tornou-se Secretário Estadual de Administração entre 1979 e 1982, no governo de PAULO MALUF. Foi deputado estadual pela ARENA,PDS, PTB, PPR e PPB, exercendo mandatos consecutivos da década de 1970 até 2003. Passou por vários partidos, mas só teve um time, o CORINTHIANS, de forma que a quinta-feira, dia 23 de março de 1961, foi um dia de êxtase para ele. No BRASIL, o recém-encerrado governo JUSCELINO KUBITSCHEK deixava uma inflação acumulada em 1960 que batia em 25,4% e era considerada um “surto” a ser combatido pelo recém-eleito presidente JÂNIO QUADROS. Companhias suspendiam o fornecimento de combustível à CMTC e seus funcionários faziam greve enquanto PRESTES MAIA terminava sua campanha que se tornaria vitoriosa à Prefeitura da capital e PELÉ negava ter escrito uma carta pedindo 10 milhões de cruzeiros para renovar com o SANTOS até 1964. Mas nada importava às 21 horas daquela quinta-feira, pois as atenções estavam voltadas para os 283 membros do Conselho Deliberativo do CORINTHIANS que escolheram WADIH HELU como presidente do clube. Foram 164 votos que impediram a reeleição de VICENTE MATHEUS, com seus 115 votos. Houve três nulos e um branco. Seu vice era MAXIMILIANO XIMENES. WADIH HELU sabia muito bem o que sua paixão lhe reservava. O antecessor VICENTE MATHEUS não conseguiu se reeleger mesmo tendo colocado dinheiro do bolso para reforçar o time com ALMIR PERNAMBUQUINHO, que deixou o clube dois meses antes da eleição. Nem mesmo a inauguração da iluminação do estádio do PARQUE SÃO JORGE, com uma goleada de 7 a 2 sobre o FLAMENGO, a menos de um mês da eleição, foi suficiente para mantê-lo no cargo. O time não era campeão paulista havia seis anos, e nos últimos dois, dez técnicos tinham passado por lá. Na véspera da eleição, foi derrotado pelo SÃO PAULO (3 a 2), sendo que o time do MORUMBI abriu 3 a 0 e os gols corintianos foram marcados apenas nos últimos minutos.
As rivalidades, até então internas, foram escancaradas. Após a derrota, seguidores de MATHEUS se mobilizaram para convocar uma Assembléia Geral para destituir o Conselho Deliberativo e a diretoria recém-eleita, o que despertou protestos veementes na imprensa, como no DIARIO, que atestou a lisura da eleição de HELU para os próximos dois anos. Do time que havia perdido para o SÃO PAULO por 3 a 2 no RIO-SÃO PAULO, ainda na gestão VICENTE MATHEUS, oito jogadores e o extraordinário goleiro GILMAR, que retornava à equipe, voltaram a enfrentar o mesmo adversário em julho, pela quarta rodada do Campeonato Paulista, e perderam por 1 a 0, com NEVES perdendo um pênalti para o TIMÃO no segundo tempo. Nos primeiros nvoe jogos do Paulista de 1961, o CORINTHIANS perdeu seis, empatou dois e só venceu o XV DE PIRACICABA, em casa, por 2 a 1. Uma das derrotas foi para o SANTOS, no PACAEMBU, por 5 a 1, o que rendeu à equipe o apelido de “Faz-me rir”, título de sucesso da cantora EDITH VEIGA.
Apesar das pressões, WADIH HELU permaneceu na presidência do clube até 1971. Conselheiro vitalício do CORINTHIANS, morreu hoje, em SÃO PAULO.       

A Defensoria Pública do RIO entrou hoje à tarde com um pedido de relaxamento da prisão e de liberdade provisória para os 439 bombeiros presos no último sábado. Em nota, a defensoria diz que o pedido foi feito porque não havia recebido o auto de prisão em flagrante dos militares, o que tornaria a prisão ilegal. No pedido de libertade provisória os defensores afirmam que “num Estado Democrático de Direito a regra é que o réu responda ao processo em liberdade, só podendo ser preso após a condenação ser transitada em julgado”. Na madrugada, durante o plantão, a juíza MARIA IZABEL PENA PIERANTI indeferiu o pedido de hábeas corpus para o bombeiro ALEXANDRE MAGNUS MESQUITA NOVELINO, que está entre os 439 presos. Os protestos pelas prisões também continuam. Parte dos presos no quartel de CHARITAS, em NITERÓI, raspou a cabeça em protesto, deixando o número 439 aparente.

Denúncias apontam que o ex-BBB ANDRÉ LUÍS GUSMÃO DE ALMEIDA, o CAUBÓI, de 37 anos, assassinado no dia 1º de junho, no seu sítio, em ALUMÍNIO, a 78 km da capital, tinha dívidas com agiotas. A polícia investiga ainda as hipóteses de vingança e latrocínio, já que um computador e um televisor teriam sido roubados. As dívidas teriam sido feitas para que ANDRÉ montasse um restaurante japonês em sua chácara.

A torre de transmissão da BANDEIRANTES, na região da Avenida PAULISTA, inaugurou hoje um sistema de luz, projetando diariamente uma iluminação especial. São 29.824 leds que podem formar até 16 milhões de tonalidades. A torre, de 650 toneladas de metal e aço, acenderá todos os dias, exibindo uma marca luminosa no início de cada hora cheia.

“Obrigado e até breve, mas dessa vez fora de campo.” Com essa frase, RONALDO, o maior artilheiro das COPAS e um dos melhores jogadores da história, despediu-se da Seleção, hoje, no PACAEMBU. A vitória do BRASIL sobre a ROMÊNIA, por 1 a 0, pouco importou. As 30.059 pessoas que pagaram ingresso e as outras quase 10 mil convidadas estavam interessadas mesmo em testemunhar os últimos momentos de um fenômeno. No final, diante do fraco futebol apresentado, os torcedores vaiaram a seleção e pediram a volta do ídolo. RONALDO despediu-se sem aquilo que caracterizou uma das mais incríveis e vitoriosas carreiras do futebol, o gol. Pediu desculpas. Não precisava.
Aos 34 anos, o FENÔMENO toma novo rumo na vida, agora como homem de negócios. Algo que parece fácil para um garoto nascido pobre, mas que em menos de duas décadas amealhou fortuna estimada, por baixo, em 600 milhões de dólares (um bilhão de reais). RONALDO está começando bem no ramo de gerenciamento de carreiras e publicidade. Sua agência já tem bons contratos com empresas e garotos promissores como NEYMAR e LUCAS. Tem tudo para se tornar um fenômeno também dos negócios.  

O dermatologista RICARDO RESENDE CORDEIRO decidiu comemorar o aniversário de 60 anos, no dia 12 de maio de 2011, unindo duas paixões. Pegou a quase inseparável bicicleta e pedalou dois dias pelos mais de 300 quilômetros que o separavam de SACRAMENTO, cidade de MINAS GERAIS na qual tinha orgulho de ter nascido, em maio de 1951. A viagem foi o último presente que o conhecido médico de ARARAQUARA se deu. O dermatologista SERGIO DELORT, sócio e amigo de duas décadas, conta que RICARDO pedalava todas as manhãs e também participava de competições de ciclismo na categoria máster, que vencia sem dificuldades. O mineiro foi morar em ARARAQUARA ainda garoto. Formou-se em medicina pela USP de RIBEIRÃO PRETO, onde depois foi professor-assistente no Hospital das Clinicas. O dermatologista lutava para difundir a prevenção dos tumores de pele. Conceituado, atendia pacientes de todo o Estado na clínica da qual era sócio, em ARARAQUARA. Amava trabalhar na área de saúde, paixão compartilhada no dia a dia com a cirurgiã dentista RITA DE CÁSSIA LOIOLA CORDEIRO, com quem era casado havia 35 anos, com a filha fisioterapeuta e com o filho médico. RICARDO também gostava de viajar de moto e tocar jazz em seu saxofone. “Ele era um cara que gostava de muita coisa. Uma ótima companhia, sempre superalegre”, destaca o sócio. RICARDO RESENDE CORDEIRO morreu nesta manhã, após ser atingido por um caminhão na SP-310 (Rodovia WASHINGTON LUÍS). Será sepultado amanhã em SACRAMENTO.

Um total de 154 corpos de vítimas do vôo F-447 foram recuperados, dentre os 228 mortos no acidente de 31 de maio de 2009. Os outros 74 não serão resgatados. O número final foi informado hoje pelo governo da FRANÇA, que confirmou o fim das operações de busca no Oceano Atlântico. A suspensão das atividades foi comunicada às famílias de vítimas na sexta-feira, dia 3 de junho, mas só veio a público hoje.

A União Européia vai dar ajuda de 150 milhões de euros (cerca de 345 milhões de reais) aos produtores de frutas e hortaliças afetados pela crise da bactéria E. COLI, que atingiu o mercado espanhol depois que a ALEMANHA atribuiu o surto aos pepinos de ANDALUZIA. Membro do Parlamento Europeu, FRANCISCO SOSA-WÁGNER usou um pepino para propor restituição da “honra perdida dos produtores”. O ministro da Saúde alemão, DANIEL BAHR, disse que está otimista sobre a possível contenção do surto, que já matou 23 pessoas na EUROPA. O número de contaminações passa de 2.400 em diversos países da EUROPA e também nos ESTADOS UNIDOS.

Horas depois de provocar o cancelamento de vôos que decolariam da capital Argentina, a nuvem de cinzas do vulcão chileno PUYEHUE-CORDÓN CAULLE também afetou vôos que partiriam do BRASIL para quatro países. A companhia aérea TAM informou que foram cancelados 32 voos entre cidades brasileiras e BUENOS AIRES, MONTEVIDÉU, ASSUNÇÃO e SANTIAGO. A GOL informou que cancelou 11 voos no trajeto BUENOS AIRES. A nuvem de cinzas já chegou à capital Argentina, deixando os aeroportos parados. Em território brasileiro, segundo a FAB, a fumaça de restringe à fronteira com o URUGUAI.  
O presidente do IÊMEN, ALI ABDULLAH SALEH, sofreu ferimentos muito mais graves do que o anunciado após o ataque contra o palácio presidencial, na sexta-feira, dia 3 de junho. Representantes do governo iemenita e diplomatas ocidentais disseram hoje que SALEH tem 40% do corpo queimado e uma hemorragia intracraniana.
SALEH, internado no hospital das Forças Armadas suaditas em RIAD, teria sofrido queimaduras no rosto, pescoço, braços e costas quando a explosão atingiu a mesquita do palácio durante as orações. A origem da explosão, que matou ao menos 11 guardas e também o imã da mesquita, além de ferir muitos outros funcionários do governo, ainda é misteriosa. Acreditou-se inicialmente que teria sido causada por uma granada de morteiro ou foguete disparados de fora do complexo. Mas, segundo investigação, há a possibilidade de uma bomba ter sido instalada no púlpito. 

Bombardeiros da OTAN desferiram hoje o mais violento ataque contra forças do regime de MUAMAR KADAFI em quatro meses de ofensiva na LÍBIA. Mais de quarenta explosões foram registradas apenas no complexo que serve de sede para o governo, erguendo cortinas de fumaça e pó. Os ataques foram realizados em plena luz do dia. Em um discurso de dez minutos, cujo áudio foi transmitido pela TV estatal de TRÍPOLI, KADAFI condenou as ações da OTAN e da oposição. “Nós não vamos nos render. Temos apenas uma escolha, a de seguir até o fim. Morte, vitória – não importa Não nos renderemos”, gritava KADAFI. Não está claro se a fala do ditador havia sido gravada. Jornalistas da emissora estatal estavam visivelmente surpresos com as declarações de KADAFI. Ao final do discurso, o coronel que governa a LÍBIA desde 1969 insistiu: “Não nos ajoelharemos”.

Representantes da oposição líbia na SUÍÇA afirmaram hoje que AL-AMIN MANFOUR, ministro do Trabalho do regime de MUAMAR KADAFI, desertou. A mudança de lado teria ocorrido enquanto MANFOUR participava de um encontro em GENEBRA, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Vários diplomatas, militares e funcionários do governo – incluindo o ministro das Relações Exteriores – da LÍBIA abandonaram o governo desde o inicio dos distúrbios no país, em março. Um dos primeiros sinais de debilidade da ditadura foi a deserção de três pilotos de caças para a ILHA DE MALTA. Militares de alta patente hoje ajudam as tropas opositoras que lutam contra TRÍPOLI.

O diretor, escritor e produtor LEONARD STERN, conhecido por programas de televisão como THE HONEYMOONERS, AGENTE 86 e McMILLAN AND WIFE, morreu nesta terça-feira, aos 87 anos. Segundo a imprensa local, ele estava internado no centro médico CEDARS-SINAITEVE, em LOS ANGELES, e faleceu em decorrência de complicações cardíacas. Nascido em NOVA YORK, STERN começou a ganhar fama nos ESTADOS UNIDOS ao escrever THE HONEYMOONERS, para o comediante JACKIE GLEASON, além dos clássicos da década de 1950, THE PHIL SILVERS SHOW e THE STEVE ALLEN SHOW. Ao longo de sua carreira, STERN ganhou três prêmios EMMY e dois GLOBOS DE OURO.

2 012      :        -     QUINTA-FEIRA     CORPUS CHRISTI
Dia feio, chuvoso, frio. Somente permaneço na minha biblioteca, cuidando dos meus papéis. Como estamos em pleno DIA SANTO, sem necessidade de ir para SÃO PAULO, tenho tempo suficiente para organizar meus arquivos. Atualizo, tranqüilamente, o dia 7 de junho. A cidade de SÃO PAULO registrou nesta tarde como sendo a mais fria do ano, com 16,6 graus, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência. As chuvas que atingem a capital já ultrapassaram os 56 milímetros esperados para todo o mês de junho.
Cumprimento o LEANDRO, pelo seu aniversário. Ele não se encontra e seu pai, RENATO VENTURA, meu primo, atende o telefone. Digo a ele que irei amanhã até POÁ, atendendo um pedido do ADALVO, a fim de assinar uma escritora de um terreno que doei para minha filha MARIZETE há muitos anos atrás. Ele fica de se encontrar conosco.
NELSON vem até nossa casa e diz que sua mulher, a SORAYA, está internada num hospital de GUARULHOS com problemas na vesícula.

O Diário Oficial publica a passagem para a reserva, no posto de CORONEL PM, o então TENENTE-CORONEL PM MAURO JOSÉ FERNANDES TAVARES, da CASA MILITAR. Nasceu em 8 de outubro de 1963. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as outras datas de suas promoções a major e tenente-coronel.

Milhares de pessoas acompanharam, hoje pela manhã, a procissão de CORPUS CHRISTI pelas ruas do centro de SÃO PAULO. Por causa da chuva, porém, a missa campal que seria celebrada na PRAÇA DA SÉ foi transferida para dentro da catedral. Parte dos fiéis ficou frustrada, pois não conseguiu entrar na igreja para assistir ao culto. A procissão saiu da Paróquia NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO DE SANTA EFIGÊNIA, no centro, pouco depois das 9 horas. Sob chuva, católicos de várias regiões da cidade acompanharam o cortejo cantando e rezando por cerca de 1,5 quilômetro, tendo à frente o arcebispo metropolitano, dom ODILO PEDRO SCHERER, e o núncio apostólico, dom GIOVANNI D´ANIELLO (representante do PAPA no BRASIL). Uma hora depois, já na PRAÇA DA SÉ, os bispos passaram sobre um tapete de serragem, com pouco mais de cem metros de extensão, e entraram na catedral.

Pela primeira vez, desde 1968, SANTANA DE PARNAÍBA, na GRANDE SÃO PAULO, ficou sem a tradicional procissão de CORPUS CHRISTI. A serragem colorida usada para a confecção dos tapetes que cobrem as principais vias do centro histórico foi retirada por causa da chuva. O material usado para a montagem de imagens que lembram o mistério da Eucaristia foi recolhido e levado para o galpão da oficina cultural da cidade, onde é produzido. As duas toneladas de serragem serão jogadas no aterro sanitário. O evento começa tradicionalmente nas primeiras horas do CORPUS CHRISTI, quando tem início a montagem do tapete, às 9 horas.   

O jogo contra o FIGUEIRENSE seria um ensaio para o CORINTHIANS enfrentar o SANTOS pela LIBERTADORES. Pouco mais de 23 mil ansiosos fiéis, mesmo sob um frio de 10 graus, foram ver de perto no PACAEMBU como se comportariam os atores de TITE. Esperavam por um show e quase viram uma tragédia. Mesmo com 11 contra 10 no segundo tempo, o CORINTHIANS não foi além do empate de 1 a 1. Como consolo, conseguiu o primeiro ponto no BRASILEIRO. E o ensaio para enfrentar o SANTOS virou uma dura lição.
O BOTAFOGO vencia o CRUZEIRO por 2 a 0, hoje, no ENGENHÃO, e assumia a liderança do BRASILEIRO, ao lado do VASCO, com 100% de aproveitamento. Mas no segundo tempo, o time mineiro conseguiu uma heróica virada por 3 a 2 e estragou a festa dos cariocas. Foi um dia de fatos inéditos para o CRUZEIRO. Primeiro gol sofrido, primeiro gol marcado e primeira vitória no Campeonato Brasileiro, que também quebrou uma escrita que perdurava desde 1993: de 19 anos sem vencer o rival carioca no RIO. Com cinco pontos, os mineiros avançam na classificação e recebem o SPORT, domingo, com muito mais tranqüilidade. Os cariocas param nos seis pontos e visitam o NÁUTICO, no mesmo dia, necessitando reagir.

SHARAPOVA chega à final em PARIS e passa a ser a número 1. Chegou ao ponto mais alto da carreira. As semifinais do GRAND SLAM de ROLAND GARROS colocaram a italiana SARA ERRANI e a russa MARIA SHARAPOVA frente a frente em uma final inédita do torneio em PARIS. O confronto será no dia 9 de junho, sábado. SHARAPOVA venceu a número 4 do mundo, a checa PETRA KVITOVA. SARA ERRANI, número 24 do ranking, derrotou duas ex-campeãs – a sérvia ANA IVANOVIC e a russa SVETLANA KUZNETSOVA – em sua trajetória no torneio. Hoje, contra a australiana SAMANTHA STOSUR (sexta do mundo e campeã do US OPEN no ano passado). Além de chegar pela primeira vez à decisão de um GRAND SLAM, ela passará a ser uma das dez primeiras do ranking semana que vem.
No masculino, amanhã serão definidos os finalistas. Na primeira partida, o espanhol RAFAEL NADAL enfrentará seu compatriota DAVID FERRER. No jogo de fundo, o sérvio NOVAK DJOKOVIC pegará o suíço ROGER FEDERER. Ano passado, também na semifinal, FEDERER levou a melhor.
A ESPANHA está consternada pela morte do técnico MANUEL PRECIADO, de 54 anos, que teve um ataque cardíaco na madrugada, um dia após assumir o VILLARREAL. Nas imediações do estádio EL MOLINÓN, em GIJÓN, mais de 2 mil pessoas se reuniram para prestar homenagens àquele que levou o SPORTING de volta à Primeira Divisão. PRECIADO via no futebol um bálsamo, após perder a mulher em 2002, de câncer, três anos depois um filho de 15 anos, em acidente de moto, e o pai, em 2011, atropelado.

KLINGER CHAMOUN MUARREK atuou por mais de dez anos como juiz eleitoral em SOROCABA, no interior de SÃO PAULO. O magistrado levou a cidade a se tornar um exemplo para o país na apuração e condução de várias eleições. KLINGER nasceu em PIRATININGA, na região de BAURU, em 4 de agosto de 1932. Ainda muito jovem ingressou na faculdade de Direito na Universidade Federal do Paraná. Com a conclusão do curso, mudou-se para TUPÃ, onde iniciou a carreira profissional. Lá, ele conheceu NEILA MUARREK, que tornou-se sua mulher. O casal teve três filhos: UBIRATÃ, MARIA NORA e ITIBERE. Ainda em TUPÃ, o então advogado ingressou na magistratura. Ele se tornou juiz eleitoral e exerceu a atividade nos municípios paulistas de PAULO DE FARIA e FRANCA. SOROCABA foi o último lugar no qual o magistrado comandou a Justiça Eleitoral. Permaneceu na cidade, e na função, durante 15 anos. Durante esse tempo foi diretor do Fórum da cidade quando implantou seu jeito de administrar. “Meu pai levou SOROCABA a se tornar destaque nacional na área de apuração e condução de eleições”, conta, orgulhoso, UBIRATÃ. “Na função de juiz eleitoral ele fez com que SOROCABA fosse a primeira cidade do país a abrir as urnas e apurar o primeiro voto”, lembra o advogado ANTÔNIO CARLOS DELGADO LOPES, integrante do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 29 de novembro de1989, MUARREK recebeu o titulo de cidadão sorocabano, o que ele considerou uma das maiores emoções de sua vida. Ao fim da carreira,l o magistrado adquiriu um sítio em TUPÃ, onde se dedicou ao plantio e à colheita de abacates até o fim da vida. “Era seu hobby. Ali se distraia da vida agitada”, conta o filho. Quando se aposentou, o juiz mudou com a família para a capital paulista. “Meu pai foi um grande homem e exemplo de honestidade”,a afirma UBIRATÃ. Vitima de um AVC, o juiz KLINGER morreu nesta quinta-feira, aos 79 anos, em SÃO PAULO. Alem da mulher e dos três filhos, o magistrado deixa seis netos.

A bacharel em Direito ELIZE ARAÚJO KITANO MATSUNAGA, de 38 anos, arrastou o corpo do marido, o empresário MARCOS KITANO MATSUNAGA, de 42, por 12 metros para conseguir colocá-lo no quarto de uma empregada após assassiná-lo com um tiro. Essa foi uma das informações obtidas pela polícia na noite de quarta-feira, dia 6, quando realizou a reconstituição do crime no apartamento do casal, na VILA LEOPOLDINA, zona oeste da capital. No cômodo, MATSUNAGA foi esquartejado. O crime aconteceu na noite de 19 de maio. ELIZE participou da reconstituição, que durou três horas e meia. Ela deixou o prédio a 1 hora de hoje, agachada no banco traseiro de uma viatura do DHPP, meia hora depois do fim da reconstituição. Depois disso, o apartamento passou por uma perícia, que acabou às 2:30 horas. ELIZE chegou no Condomínio RESIDENCIAL ROMA, na Rua CARLOS WEBER, às 20:55 horas de ontem, acompanhada do delegado MAURO GOMES DIAS, responsável pela investigação. A reconstituição ocorreu no mesmo dia em que ela confessou, em depoimento de oito horas no DHPP, ter matado MATSUNAGA após uma discussão. Peritos criminais usaram um boneco para simular o corpo do empresário enquanto ELIZE relatava como assassinou o marido com um tiro na cabeça. Segundo o perito RICARDO DA SILVA SALADA, do Núcleo de Perícia de Crimes Contra a Pessoa do Instituto de Criminalística, ELIZE refez, na reconstituição, o trajeto do apartamento até a garagem transportando três malas carregadas com objetos com o peso semelhante das partes do corpo do marido. ‘No dia do crime, ela levou oito minutos para fazer esse percurso. Na reconstituição, levou seis minutos’, afirmou SALADA. O perito contou que ELIZE afirmou ter pego a pistola calibre 380 na gaveta de uma pequena cômoda da sala. ELIZE não demonstrou emoção ao recordar o assassinato do marido, mas sim ao lembrar da filha. “ela fica emotiva ao pensar no que vai acontecer com a filha daqui para frente”, disse o perito criminal. Depois do fim da reconstituição, foi feita a perícia dos cômodos do apartamento. Esse trabalho durou uma hora e meia e, segundo SALADA, foi uma complementação da perícia realizada na segunda-feira, dia da prisão de ELIZE.
Policiais civis do Grupo Especial de Resgate (GER) estiveram no prédio para recolher cerca de 30 armas da coleção de MATSUNAGA. Entre elas havia fuzis e submetralhadoras. As armas ficarão em um cofre do DHPP. “Todas são legalizadas e autorizadas para uso de colecionador”, afirmou o delegado MAURO GOMES DIAS, responsável pela investigação. Ele irá consultar o Exército para decidir qual será o destino do arsenal.        

O boliviano JESUS RAMIRO QUISTER, de 24 anos, foi preso hoje acusado de matar a namorada, de 17 anos, da mesma nacionalidade, e tentar contratar um carroceiro para se livrar do corpo. O crime ocorreu no BOM RETIRO, região central da capital; segundo a polícia, o rapaz acreditava que era traído pela adolescente. A jovem foi amarrada e morta por asfixia. Ele foi autuado em flagrante por homicídio no 77º DP (SANTA CECÍLIA).

Observadores da ONU foram alvo de tiros ao tentar investigar a denúncia da oposição de um suposto massacre nos arredores de HAMA, na SÍRIA, e não conseguiram chegar ao local, bloqueado por militares e milícias leais ao regime de BASHAR ASSAD. Em NOVA YORK, integrantes do Conselho de Segurança das NAÇÕES UNIDAS reuniram-se para discutir uma saída para a crise. KOFI ANNAN, ex-secretário-geral da ONU e mediador do conflito na SÍRIA, afirmou que os monitores foram alvo de armas de baixo calibre ao tentarem se aproximar da vila de MAZRAAT AL-QUBEIR (que apóia os opositores), onde pelo menos 78 pessoas teriam sido mortas. Nenhum observador da ONU ficou ferido. O diplomata não indicou se forças do regime ou da oposição foram responsáveis pelos tiros. Segundo o chefe da missão de observação da ONU na SÍRIA, ROBERT MOOD, militares sírios e integrantes de milícias pró-ASSAD impediram que observadores se aproximassem da vila ao tentarem cruzar os postos de controle. A ação violaria o plano de paz traçado por ANNAN, com o qual ASSAD se comprometeu em abril. Ativistas anti-ASSAD culpam o regime pelo novo massacre. A ação ocorre dias após o mais violento episódio do conflito até agora, quando 108 pessoas (47 crianças), foram mortas. A ONU e governos dos EUA, da EUROPA e do mundo árabe culpam as forças do regime e as milícias pró-ASSAD pela matança de HULA. Em discurso na Assembléia Geral da ONU, o secretário-geral BAN KI-MOON disse que “ASSAD perdeu toda a legitimidade em razão da repressão”. 

A explosão de uma bicicleta-bomba em uma escola muçulmana da cidade de QUETTA, região oeste do PAQUISTÃO, causou hoje a morte de pelo menos nove pessoas, entre elas quatro crianças. Nenhuma organização assumiu a autoria do atentado. Além das nove pessoas mortas o atentado, que ocorreu na região de SARYAB, deixou 35 pessoas feridas. Segundo o jornal EXPRESS TRIBUNE, a escola realizava uma cerimônia de graduação no momento da explosão. A maioria das vítimas é de alunos e familiares que se encontravam do lado de fora do edifício principal. QUETTA é a capital da província de BALUCHISTÃO, uma das regiões mais conflituosas do PAQUISTÃO e berço de movimentos separatistas armados e de facções jihadistas (defensoras da guerra santa), além de ser palco de episódios violentos de caráter sectário.

A campanha eleitoral na GRÉCIA esquentou de vez. O porta-voz do partido de extrema-direita e de tendência nazista ALVORADA DOURADA, ILIAS KASIDIARIS, após trocar acusações de “comunista” e “fascista”, avançou contra duas deputadas de esquerda em um talk-show de TV, arremessando água em uma delas e batendo três vezes no rosto da outra. A violência, uma semana e meia antes de eleições cruciais no país, chocou os gregos.     


2 013     :     -     SEXTA-FEIRA
Nesta manhã fria, LUCINDA conta que ontem aconteceram dois fatos ruins com a MARLENE, seu braço direito nos trabalhos caseiros. Ela bateu com a cabeça na porta da geladeira e caiu em sua casa, machucando os joelhos. A MARLENE tem feito muita coisa para sua mãe, que não pode exercer todo aquele esforço que fazia diariamente.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem crescido muito e exige um trabalho diário em casa, procurando, através Internet, responder a inúmeras mensagens recebidas no MMDC. Na Sociedade, com a presença de várias pessoas, não dá para fazer quase nada.

ERIC manda-me um e-mail sobre as mensagens de ontem referentes à VOVÓ MARIA LOURDES, residente em SOCORRO, que no próximo dia 21 completará cem anos de idade.
Olá caríssimo Ventura!
Obrigado pela informação! Fiquei muito feliz ao ler todos os e-mails!
Certamente iremos nos programar para visitá-la! Em tempo, sou amigo do responsável pelo museu de Socorro, ele tem muito contato com a família dela, e com ela mesma! Podemos agendar uma visita, até mesmo entregando um diploma "Chico Vieira". Entraremos em contato com o Eloy Franco!
Att,
Eric Lucian Apolinário
Historiador/Pesquisador
Pres.: Núcleo M.M.D.C. Itapira
Secretaria de Cultura - 
Itapira-SP
(19) 8102-7351
TWITTER: @Eric_Apolinario
SITE:
Meus amigos ANTONIO CARLOS e ELOY FRANCO
Nosso núcleo de ITAPIRA pretende homenagear VOVÓ LOURDES.
Pergunto aos nossos ilustres amigos se ela possui a Medalha Constitucionalista, honraria que costumamos entregar em julho.
Caso ela não tenha, poderemos programar entrega a ela em 21 de junho, mas naturalmente precisaria de condução para me deslocar até SOCORRO. 

Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, artigo 133 da Constituição Estadual/89, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto
51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 813939-3 Odair Alias - 5º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.366/13 - Pr. 3.047.746/13). ODAIR ELIAS nasceu em 18 de julho de 1961. Entrou para a PMESP em 21 de dezembro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1990; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1991. Não tenho as datas de suas outras promoções.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º, do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-13, o(s) Cap QAOPM 865922-2 Aluísio Rocha - CRPM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.371/13 - Pr. 3.041.533/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel Med PM 891319-6 Alfredo Mendrone Junior - C Med - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.380/13 - Pr. 3.030.856/13). MENDRONE nasceu em 14 de dezembro de 1960. Foi nomeado médico da PMESP em 27 de março de 1989. Sua promoção a 1º TENENTE foi em 15 de dezembro de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, artigo 133 da Constituição Estadual/89, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto
51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o(s) Maj PM 863059-3 Vitor Rogério dos Santos Silva - 51º BPM/M - 2ª Cia PM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.383/13 - Pr. 3.045.397/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, artigo 133 da Constituição Estadual/89, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 791837-2 José Carlos de Campos - CPA/M-12 – Mogi das Cruzes/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.389/13 - Pr. 3.064.537/13). JOSE CARLOS DE CAMPOS nasceu em 20 de dezembro ede 1959. Entrou para a PMESP em 21 de maio de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 25 de agosto de 1995; MAJOR – 24 de maio de 2006. 

Nesta tarde, o CAPITÃO PM ÉDSON GONÇALVES, da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, PIRITIBUBA, traz os currículos das pessoas escolhidas para serem agraciadas com medalhas da Sociedade em 5 de julho, em solenidade que acontecerá naquela Casa de Ensino. MARINEI já irá confeccionar os diplomas dessas medalhas.
AMADO RÚBIO esteve hoje no Conselho de Honrarias e Mérito. MARINEI tem muita coisa para fazer no MMDC e não tem tempo suficiente para se deslocar até o Conselho. Ele traz os diplomas que já se encontravam há dias para serem registrados. São eles de vários lugares, como SÃO JOÃO DA BOA VISTA, PIRACICABA e outras solenidades onde aconteceram erros na confecção dos mesmos e se precisou fazer uma segunda via, na maioria deles. Também o AMADO acaba de entregar todos os ofícios para as autoridades com relação à entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA em 9 de julho. Aguardaremos os currículos até a data de 14 de junho.
Hoje expira o prazo para a chegada dos currículos dos nomes que serão indicados para o deputado estadual MAJOR PM SERGIO OLÍMPIO GOMES para a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO em 9 de julho, em sessão solene na Assembléia Legislativa.
A colocação da Sociedade no FACEBOOK, idéia da MARINEI, surte um bom resultado quanto a divulgação da Entidade. Isso ajuda muito na projeção futura do MMDC. Na tarde, duas visitas: OLIVEIRA e JOSÉ FARIA. Fico sabendo que COLOMBO, nosso conhecido desde 1986, está sofrendo de problemas numa das pernas. Ele se queixa de dores hoje, durante o almoço no refeitório do MMDS. Irá ao médico ainda hoje.
Deixo a Sociedade, um pouco depois das 16 horas, juntamente com o JOSÉ FARIA. Diz ele que uma sobrinha, BEATRIZ DE MORAES, irá se formar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco no próximo dia 15 de junho. Quer participar da festa da Espada.

O Tribunal de Justiça de São Paulo assinou termo de parceria com a Policia Militar do Estado para disponibilização de link no site da instituição militar, referente à campanha do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) DOAR É LEGAL – A Vida é Recarregável, presidida por CLÁUDIA CONDE SARTORI e representada no ato pela coordenadora emérita MARIA CECÍLIA BARREIRA e pela coordenadora ANA RAQUEL ORLANDO. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre a importância de doação de órgãos.
O desembargador WILLIAN ROBERTO DE CAMPOS, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador IVAN SARTORI, e o comandante da PMESP, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, assinaram o documento que firmou a parceria entre as instituições. BENEDITO ROBERTO MEIRA agradeceu ao Tribunal de Justiça, parceiro da Polícia Militar nas campanhas de doação de sangue e de órgãos. “Conclamamos toda a população paulista, que sempre foi generosa, e todos os nosso policiais militares para que participem e doem o precioso líquido que lhes corre nas veias e artérias, pois seu gesto pode salvar vidas”, disse.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado De São Paulo e madrinha da campanha “DOAR É LEGAL” (referente à doação de sangue), MARIA LÚCIA GUIMARÃES ALCKMIN, parabenizou o Tribunal de Justiça “por fazer este trabalho tão lindo de captação de doadores de órgãos, que também salva vidas”.
Ao evento estiveram também presentes o secretário-chefe da CASA MILITAR, CORONEL PM MARCO AURÉLIO ALVES PINTO; o diretor administrativo da Fundação Pró-Sangue, GEORGE ERNESTO CRIVOI; o diretor de Postos e Agências Transfusionais da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN), ANDRÉ ALBIERO; o chefe de gabinete da Superintendência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ÉDSON FERREIRA DA SILVA; a chefe do Centro de Comunicação Social e coordenadora da campanha “DOAR É LEGAL” da Polícia Militar, CORONEL PM MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO, e o diretor de saúde da PM, TENENTE-CORONEL PM LUÍS FERNANDO CORREA.    

A libertação de sete dos 12 torcedores corintianos presos em ORURO, na BOLÍVIA, desde 20 de fevereiro, pela morte de KEVIN ESPADA, despertou sentimentos opostos. Para quem receberá o filho de volta, a alegria foi enorme. Porém, para quem perdeu o filho, sem que nenhum culpado tenha sido apontado, sobrou indignação. Do lado brasileiro, os familiares contam os minutos para receber os torcedores, que passaram 106 dias presos na BOLÍVIA. Segundo os advogados que cuidam do caso, a chegada está prevista para domingo às 13:25 horas. O grupo pediu às autoridades brasileiras para voltar só quando os cinco que ainda estão presos fossem libertados. Contudo, a orientação da Embaixada do BRASIL foi para que todos retornassem imediatamente, para evitar mais problemas com as autoridades bolivianas. Os cinco torcedores ainda presos – REGINALDO COELHO, LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR, MARCO AURÉLIO NEFREIRE e CLEUTER BARRETO BARROS – deverão sair em no máximo vinte dias. Enquanto os corintianos e seus familiares comemoram, os pais de KEVIN ESPADA estão indignados. Não pela soltura do grupo, mas, principalmente, por nenhum culpado ter sido apontado. Nem mesmo após a confissão do menor H. A. M, de 17 anos.
O futebol alternativo chegou à COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Com camisas floridas e distribuindo sorrisos, a seleção do TAITI desembarcou nesta madrugada, em BELO HORIZONTE. No Grupo B, vai enfrentar NIGÉRIA, ESPANHA e URUGUAI. Se der a lógica, deve terminar em último da chave. Por outro lado, todo esse carisma de ser a zebra do torneio já rende frutos: brasileiros vêm se organizando via Internet para apoiar a seleção dirigida por EDDY ETAETA. “É o que queremos: conquistar o coração dos torcedores. É o grande momento do futebol no nosso país e esperamos por uma recepção calorosa”, explicou o treinador. O destaque da equipe é o atacante MARAMA VAHIRUA. Único jogador de futebol profissional do país, pertence ao NANCY, da FRANÇA, mas estava emprestado ao PANATHINAIKOS, da GRÉCIA. Outros, como o capitão NICOLAS VALLAR, chegaram falando em aparecer no torneio e, quem sabe, despertar o interesse de algum clube brasileiro – desejo partilhado por todo o elenco. A estréia do TAITI será no próximo dia 17, contra a NIGÉRIA, no MINEIRÃO, em BELO HORIZONTE.

Dois duelos distintos definiram os finalistas de ROLAND GARROS. Primeiro, NOVAK DJOKOVIC e RAFAEL NADAL protagonizaram um jogo de quatro horas e 37 minutos. O número 1 do mundo errou muito e viu o espanhol vencer por 3 sets a 2. De quebra, NADAL chegou à 58ª vitória no GRAND SLAM francês, igualando ROGER FEDERER, GUILLERMO VILLAS e NICOLA PIETRANGELI. Na final, ele enfrentará o compatriota DAVID FERRER, que passou pelo francês JO-WILFRIED TSONGA por 3 sets a 0.     

A juíza GLAUCIANE CHAVES DE MELO foi morta a tiros, hoje pela manhã, dentro do Fórum da Comarca de ALTO TAQUARI, a 509 km de CUIABÁ. A PM informou que o suspeito do crime é o ex-marido dela. Ele teria entrado no local, efetuado disparos contra a magistrada e fugido. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada a um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O presidente do Tribunal de Justiça de MATO GROSSO, ORLANDO PERRI, viajou para ALTO TAQUARI para acompanhar as investigações.

A presidente DILMA ROUSSEFF nomeou oficialmente hoje, LUÍS ROBERTO BARROSO para a vaga no STF. Ele vai ocupar a cadeira deixada por CARLOS AYRES BRITTO. Na quarta-feira, dia 5 de junho, o Senado aprovou o nome de BARROSO. Hoje, o advogado disse ao site G1 que sua posse provavelmente será no dia 26 de junho , mas a definição da data ainda depende do presidente da Corte, ministro JOAQUIM BARBOSA. Ele vai assumir o cargo com 7.828 processos esperando um parecer. Agora ministro, BARROSO deixa de ser procurador e abre mão de seus processos no escritório de advocacia.

O vice-governador de SÃO PAULO, GUILHERME AFIF DOMINGOS, pediu exoneração do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para poder ocupar interinamente o Palácio dos Bandeirantes, entre dia 9 e a próxima quarta-feira, dia 12 Nesta noite, uma edição extra do “Diário Oficial da União” publicou a exoneração a pedido de AFIF, assinada pela presidente DILMA ROUSSEFF. Durante o período, o governador GERALDO ALCKMIN vai viajar a PARIS para apresentar a candidatura de SÃO PAULO como sede da EXPO 2020. A exoneração será “temporária”. A intenção é publicar na quarta ou na quinta-feira um novo decreto devolvendo AFIF ao posto de ministro. Também hoje, o procurador-geral de Justiça de SÃO PAULO, MÁRCIO FERNANDO ELIAS ROSA, mandou expedir ofício para a Assembléia Legislativa de SÃO PAULO no qual recomenda “promoção das medidas necessárias à perda do mandato de vice-governador”.   

Um incêndio na cozinha da lanchonete APPLEBEES, no ITAIM BIBI (zona oeste), provocou a transferência de pacientes do Hospital SÍRIO LIBANÊS, que fica ao lado. O incêndio teve início por volta das 13 horas na chapa da lanchonete. Por conta da fumaça, os bombeiros esvaziaram o estabelecimento e o hospital. Cinco carros dos bombeiros foram encaminhados para o local e pacientes do SÍRIO tiveram de ser transferidos para o Pronto Socorro NOVE DE JULHO. O hospital não confirmou o número de pacientes removidos e o estado deles. O local foi liberado às 15 horas.

DIEGO RIBEIRO CASSAS, de 18 anos, morreu, hoje, após levar um tiro no estacionamento da lanchonete McDONALD´S na esquina da Rua HENRIQUE SCHAUMANN com a Avenida REBOUÇAS, em PINHEIROS, na zona oeste. Câmeras de segurança gravaram o momento no qual o jovem é baleado por um homem não identificado por volta das 6:30 horas, quando conversava com cinco amigos. A polícia suspeita que uma briga em uma balada horas antes pode ter provocado a morte.

Três agências bancárias foram assaltadas hoje em menos de uma hora. Os crimes aconteceram no BRADESCO da Avenida PARANAGUÁ, na zona leste; no SANTANDER da Rua DOUTOR ALCEU DE CAMPOS RODRIGUES, no ITAIM BIBI, zona sul, e no BRADESCO da Avenida SANTO AMARO, na região do BROOKLIN, zona sul. Os criminosos fugiram.

“Não podia imaginar. Mas o inimigo morava ao lado.” A surpresa foi da designer de moda MARTA SOUZA BRITO, de 43 anos. Ela descobriu que o homem responsável por esfaqueá-la no pescoço morava a uma quadra de sua casa. O servente RAFAEL INÁCIO ALCÂNTARA, de 24 anos, foi preso hoje na VILA DA PAZ, zona sul, e confessou ter atacado MARTA e outras cinco mulheres em pontos de ônibus da Avenida INTERLAGOS entre 14 de maio e 3 de junho. Uma das vítimas, a estudante GABRIELA TEIXEIRA DE SOUZA, de 17 anos morreu. RAFAEL justificou seus crimes à polícia atribuindo o ímpeto de matar mulheres ao sobrenatural. “Queria cometer crimes contra mulheres. Minha mente estava dominada por forças e vozes do mal”. Segundo o delegado EVANDRO LUIZ DE MELO LEMOS, assistente do 48º Distrito Policial (CIDADE DUTRA), RAFAEL tinha antecedentes por furto e roubo e foi libertado do Centro de Detenção Provisória de FRANCO DA ROCHA no início de abril. “Uma vítima nos disse que ele parecia índio. Checamos nosso banco de dados e encontramos o ‘PAGÉ’, um dos que fotografamos durante prisão anterior. Era justamente RAFAEL”, disse LEMOS. Os ataques causaram pânico do bairro. RAFAEL quase foi linchado durante a prisão.

Nascido em 1º de junho de 1926, em CAVAILLON, VAUCLUSE, na FRANÇA, o jornalista ROBERT EUGÈNE APPY dedicou sua vida à imprensa brasileira. A convite de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, mais precisamente do diretor do jornal JÚLIO DE MESQUITA FILHO (que morreu no dia 21 do mês passado), mudou-se para o país em novembro de 1953, junto com ALBERTO TAMER (morto em 19 de maio) e FREDERICO HELLER, foi responsável pela composição do núcleo da editoria econômica do “ESTADÃO” nos anos 1960. APPY foi indicado pelo jornalista GILLES LAPOUGE, correspondente em PARIS, para substituí-lo após decidir voltar à FRANÇA. Cursou letras na Faculdade de GRENOBLE, filosofia escolástica na Faculdade Católica de LYON e economia no Instituto de Estudos Políticos de PARIS. Segundo o “ESTADÃO”, a entrevista para o emprego foi feita pelo historiador francês FERNAND BRAUDE. O primeiro texto, pouco dias depois, foi uma análise da economia soviética sob GHEORGHI MALENKOV, dividida em dois artigos, publicados em 15 e 18 de novembro de 1953. Mas, antes que o ano terminasse, ele já havia escrito comentários sobre assuntos diversos, como a crise econômica da companhia cinematográfica brasileira VERA CRUZ e a ofensiva japonesa nos mercados internacionais. APPY colaborou para as revistas francesas “ESPRIT” e “REVUE DES SCIENCES POLITIQUES”. Foi correspondente dos jornais “LE MONDE” e “L´ÍNFORMATION ÉCONOMIQUE ET FINANCIÈRE”. Assumiu ainda, por anos, o posto de conselheiro econômico do Banco FRANCÊS E ITALIANO para a AMÉRICA DO SUL. APPY morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, de falência múltipla de órgãos. Casado duas vezes, deixa quatro filhos. Entre eles, o ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, BERNARD APPY. O jornalista MARCO ANTÔNIO ROCHA lamentou “mais uma baixa nas fileiras da boa e digna imprensa”. No FACEBOOK, ROCHA citou os “40 anos de amizade fraterna”.   

Depois de a RECORD confirmar sua saída em comunicado enviado para a imprensa, GUGU LIBERATO comentou a decisão de rescindir o seu contrato com a emissora. Em entrevista ao blog de FABÍOLA REIPERT no portal R7, o apresentador negou que esteja negociando com outra emissora e disse querer investir em sua produtora de TV. “Vou me dedicar a remontar a produção GGP, já que tenho três propostas para produzir programas para terceiros. Das três propostas, duas são de multinacionais detentoras de formatos que atuam no BRASIL”, afirmou ele. “Quanto ao meu programa, penso que ficará para uma segunda etapa. Não estou negociando com ninguém”. Hoje pela manhã, GUGU já havia dado uma dica sobre o seu futuro profissional em sua página no INSTAGRAM. Publicou o desenho de uma mão fazendo figa, ao lado da mensagem. “E que tudo dê certo pra todos nós”. Ele comandará ao vivo o seu programa derradeiro na RECORD, no domingo, às 15:30 horas. A partir do dia 16, o horário deve ser assumido pelo “O MELHOR DO BRASIL”, atração de RODRIGO FARO. Segundo o colunista do DIÁRIO, FLÁVIO RICCO, RECORD e GUGU entraram em acordo para que nenhuma das partes pague a multa rescisória, estipulada por contrato em cem milhões de reais.        

Um atirador matou pelo menos seis pessoas antes de ser morto pela polícia em uma fuga que terminou na biblioteca do SANTA MÔNICA COLLEGE, nos arredores de LOS ANGELES (EUA), nesta tarde. Um segundo suspeito foi detido dentro da escola profissionalizante, que tem cerca de 34 mil alunos. De acordo com a polícia, o tiroteio começou em um bairro próximo ao campus, onde testemunhas viram um homem de preto disparando contra uma casa onde duas pessoas foram encontradas mortas. Na fuga, o atirador fez mais duas vítimas antes de entrar de carro no campu.
Na universidade, ele matou mais duas pessoas até ser morto pela polícia, em uma biblioteca. O homem estava usando um colete à prova de balas e teria feito uma série de disparos sem direção. Ele teria entre 25 a 30 anos de idade. Um segundo suspeito, também vestido de preto, com uma camiseta onde se lia “A vida é um jogo” na parte de trás, foi visto sendo levado em custódia por policiais. Ele não parecia estar ferido. O incidente aconteceu a cerca de cinco quilômetros de onde o presidente BARACK OBAMA estava participando de um almoço de angariação de fundos, pouco antes do meio-dia. “Estamos cientes do incidente e ele não afetou a visita de OBAMA. Por enquanto, trata-se de uma questão de polícia local”, disse EDWIN DONOVAN, vice-diretor adjunto do Serviço Secreto dos EUA, em um comunicado.

O príncipe PHILIP, marido da rainha ELIZABETH 2ª, passou por uma cirurgia exploratória no abdômen hoje em um hospital de LONDRES. Ele se internou na quinta-feira, dia 6 e deverá permanecer hospitalizado por até duas semanas. De acordo com o Palácio de BUCKINGHAM, o estado do príncipe é satisfatório e os resultados da cirurgia ainda serão analisados. PHILIP completa 92 anos na segunda-feira, dia 10 de junho.

Moradores de um vilarejo no sul da BOLÍVIA enterraram um jovem vivo suspeito de ter estuprado e assassinado uma mulher. A polícia havia identificado SANTOS RAMOS, de 17 anos, como o suspeito de atacar LEANDRA ARIAS JANCO, de 35 anos, em COLQUECHACA, no domingo, dia 2 de junho. Enfurecidas, mais de 200 pessoas enterraram o jovem ao lado da suposta vítima na quarta-feira, dia 5, à noite.

O ITAMARATY confirmou a vitória de PAULO VANNUCHI para a Comissão Internacional de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, e informou que “acolheu com satisfação” a escolha do ex-ministro de Direitos Humanos para a vaga. A eleição aconteceu na quinta-feira, dia 6 de junho,  à noite, na GUATEMALA. “O BRASIL agradece a todos os países membros da OEA a confiança depositada no senhor PAULO VANNUCHI”, diz nota do ITAMARATY.

Tentando acalmar a polêmica sobre a obtenção, por parte do governo, de dados telefônicos e de Internet de milhões de pessoas, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, garantiu hoje que agentes da inteligência não escutaram conversas de clientes da companhia telefônica VERIZON. Em um esforço para defender a ação da Agência de Segurança Nacional, ele afirmou que os dados ajudaram a prevenir ataques terroristas contra o país.       






2 014      :     -      SÁBADO
Apesar de ter muita coisa por fazer no MMDC, ontem não houve condições de ir para SÃO PAULO por causa da greve dos metroviários. Neste sábado, logo cedo, estou em minha biblioteca atualizando o dia 7de junho. Relembro, com saudades, do 7 de junho de 2001. Nessa data o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES trazia à Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CAPITÃO GINO STRUFFALDI, do Exército Brasileiro, que foi cabo telegrafista no FORTE DE ITAIPÚ, na Revolução Constitucionalista de 1932. Nossa intenção era nomear o GINO como Comandante do Exército Constitucionalista no 9 de Julho de 2001. No entanto, o então presidente, CORONEL PM MELO ARAÚJO, vetou o nome do veterano GINO, sob alegação de que ele não tinha sido combatente de 1932, erroneamente. Mas o tempo passa e MELO ARAUJO sai da Sociedade. GINO foi Comandante do Exército Constitucionalista e, mais do que isso, foi Presidente durante seis anos, transformando a Sociedade que, em 2004, esteve às portas da falência.
Também relembro a notícia da morte do veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA, em 7 de junho de 2003. Um dia antes ele tinha completado 93 anos. PAULINO frequentava assiduamente a Sociedade.

O Diário Oficial deste sábado publica a passagem para a reserva, no posto de CORONEL PM, o TENENTE-CORONEL PM BEN HUR ARAÚJO JUNQUEIRA NETO, comandante do 7º BPMM. Nasceu em 23 de janeiro de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de sua promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (25 de maio de 1990). 

O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica na coluna NOSSA OPINIÃO – DIFÍCIL CALÇAR AS CHUTEIRAS DA PÁTRIA.
O técnico LUIZ FELIPE SCOLARI não escondeu de ninguém o desconforto de fazer sua badalada seleção disputar em SÃO PAULO o último amistoso antes da estreia na COPA, marcada para daqui a cinco dias, no ITAQUERÃO. Não é difícil saber os motivos desse receio. Históricamente, a seleção canarinho tem sido recebida com reservas pelo torcedor paulista, quer pela falta de bom futebol demonstrado pelo escrete nacional. Até a incontestável seleção tricampeã mundial de 70 sofreu com isso, sem contar que, há dois anos, NEYMAR, hoje ídolo respeitado internacionalmente, foi chamado de pipoqueiro.
Esse desencanto, nem sempre justificado, normalmente acaba em vaias, o que tem provocado um certo trauma nos treinadores e atletas do selecionado nacional, alguns deles já convencidos de que há, por parte dos paulistas, uma mania de perseguição. Se não é verdade que haja uma predisposição à crítica ou um movimento orquestrado para torcer contra, é fato que o time brasileiro não encontra aqui a mesma receptividade que tem em outros Estados, especialmente no RIO e no NORDESTE, onde o carinho da galera é exacerbado, no embalo de campanhas nacionalistas que induzem os torcedores a vestirem o uniforme de “PACHECO” conta tudo e contra todos.
Bem que a CBF tentou usar o amistoso de ontem, contra a SÉRVIA, como uma forma de aproximar o time da torcida, levando em conta que a estreia – e, possivelmente, a semifinal – será disputada aqui, diante desse mesmo público exigente. É verdade que o time não ajudou. Mas, se a “família SCOLARI” não conseguiu mais carinho do que imaginava obter é porque o paulistano, além de histórico crítico da seleção, anda desgostoso diante das dificuldades, cada dia maiores, que a própria vida na cidade lhe impõe. Definitivamente, a postura hostil do paulistano em relação à seleção não é mais só mero desapego a tal “PÁTRIA DE CHUTEIRAS”, mas reflexo de um momento conturbado da nossa história.
Pode parecer irônico, perverso até, mas do jeito que anda a rotina da cidade, neste momento a sensação que dá é que talvez a cidade esteja precisando muito mais do carinho da seleção do que o inverso. Desfrutar de um momento histórico do futebol nacional, de preferência com vitórias, pode até servir como um pouco de distração no meio do caos. A greve no Metrô, que travou a metrópole, mostrou o quanto o cidadão paulistano é refém dos problemas de uma cidade que não está preparada para o imprevisto. Mesmo acostumado a congestionamentos monstruosos, poluição acima de níveis aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde, violência em cada esquina e uma competitividade que leva a todos a um desafio diário, o paulistano anda precisando de carinho e mais respeito.    

Recebi do Gen. CARBONELL...

x

MarianoTaglianetti

Meu caro e dileto amigo Cel. VENTURA, boa tarde ! - Recebi do Gen. CARBONELL mensagem, texto abaixo, a qual respondi nos termos que visualisa. Peço que publique em suas "MEMÓRIAS...". Fraternal apreço, TAGLIANETTI.

De: mtaglianetti@uol.com.br
Enviada: Quarta-feira, 4 de Junho de 2014 20:31
Para: gencarbonell@gmail.com
Assunto: Ata histórica...
Ilustre e nobre amigo Gen. CARBONELL, boa noite !
Recebo sua mensagem que é de todo enaltecedora e nos encoraja a prosseguir o propósito dos objetivos que nos unem para consolidar a nacionalidade porfiando o " AMOR À PÁTRIA ", na esteira desses briósos jovens que estão no HAITI demontrando o valor  de nosso EXÉRCITO. Em verdade, é por ELES e pelas gerações que lutamos. Esteja certo de que a árdua e operosa missão que V.Exa., desempenha nessas plagas, conjuntamente com os que ai estão, significa demonstrar que nós brasileiros somos oriundos de uma NAÇÃO engajada em solidariedade humana em prol da paz e dos valores que devem prevalecer, no concerto dos povos. Aguardarei seu regresso, ocasião em que poderá com a experiência que possui elucidar, ou melhor enriquecer nossa capacidade de entendimento acerca do que se passa nesse sofrido HAITI.
Obrigado por sua mensagem.
Fraternal apreço, Mariano.

De: gencarbonell@gmail.com
Enviada: Quarta-feira, 4 de Junho de 2014 17:46
Para: mtaglianetti@uol.com.br
Assunto: Ata histórica...
Meu caro amigo. Desculpe a demora no retorno, mas me encontro na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, onde devo permanecer até o dia 06 Jun. Agradeço a gentileza do envio da Ata em questão e parabenizo-o pelo mérito da realização da cerimônia, bem como reforço o sentimento comum, demonstrado nas transcrições, de que o civismo, o amor à Pátria e a honestidade de propósito e de caráter são fundamentais para o desenvolvimento social da Nação. E posso lhe transmitir que aqui, no Haiti, vejo em nossos soldados, rapazes ainda, o sentimento patriótico de cumprimento do dever sobrepujar, amplamente, as dificuldades, o risco de vida e até mesmo o enfrentamento do desconhecido para atingirem o propósito de bem cumprir o seu dever. Transmito meu abraço fraterno e procurarei contato na próxima semana.
   Gen Carbonell
Em 30 de maio de 2014 17:01,
MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:
Ilústre Gen CARBONELL, boa tarde !

Sob sua vista o desenrolar da solenidade.
Recebe efusivos cumprimentos, Taglianetti.

A POLÍCIA NO DIVÃ
                                   (*) Amauri Meireles
Momentos de incerteza, às vésperas do início da Copa do Mundo, quanto à possibilidade de repetição de atos de vandalismos praticados, por quadrilhas mascaradas, na Copa das Confederações. Infiltraram-se em manifestações pacíficas para realizar seus intentos ilegítimos e ilegais. Paradoxalmente, esses bandidos foram execrados à época, quase que por unanimidade, porém, a preocupação maior, hoje, é com a atuação da Polícia.
Cheiro de Síndrome de Estocolmo (ou seria de Robin Hood?) no ar, quando algumas autoridades, uma ala da imprensa e integrantes de certos movimentos, dito sociais, passam a confundir esses delinqüentes, marginais (à margem de deveres sociais) com marginalizados (à margem de direitos sociais). E esse equívoco pode transformar-se em habeas corpus preventivo para futuras ações delituosas. Consta ter havido “orientação” para que a PM “aja com muita cautela”, o que, definitivamente, a jogou no divã! Imaginem o diálogo: “Doutor, se não puder usar instrumentos de contenção previstos no Código de Conduta da ONU, poderei ser responsabilizado pela quebra da ordem social por delinqüentes mascarados, infiltrados em manifestações pacíficas, as quais tenho o dever de garantir. Entendo seu drama, mas, o Estado não deixou claro, para a população, que manifestações ordeiras serão protegidas e ações de quadrilhas serão reprimidas com energia? Não! Até agora não apareceu pessoa alguma, com coragem, para falar explicitamente, em alto e bom som, que mascarados, desobediência, desordem, baderna, vandalismo, saques e depredações serão repelidos com uso progressivo da força! E o que é isso? É a capacidade de o Estado usar meios razoáveis para impor sua vontade, no interesse público, sobre a de grupelhos, pautada pelos preceitos da legalidade, necessidade e proporcionalidade! E vocês têm recursos e treinamento para coibir ações dos baderneiros? Perfeitamente, mas, fomos orientados a “agir com cautela”! E o que seria cautela? Evitar armamento não letal, como bala de borracha, spray/gás de pimenta. Cavalaria e canil, nem pensar!... Então, o que vai ser usado? Não sei! Espero que não decidam por botões de rosa! E se, desta vez, torcidas organizadas e empresários, que tiveram seu patrimônio depredado, usarem seguranças particulares, com cassetete e cães adestrados (guia longa, de preferência)? Certamente, meus detratores dirão que o monopólio exclusivo da força pelo Estado, corolário do Estado Democrático de Direito, foi para o setor privado, por omissão minha!”. 
         No cinema, uma cena bem emblemática da burocracia está, em A um passo da eternidade, com Burt Lancaster. Quando os japoneses atacam impiedosamente Pearl Harbor, um grupo de militares norte-americanos corre em direção ao almoxarifado, em busca de armas pesadas para o enfrentamento. São barrados por um burocrata, que, para fazer a liberação, exige requisição escrita. Após o bombardeio, pouca coisa da frota americana do Pacífico restou intacta para contar a história.    
         A Força estadual jamais deve ficar engessada e nem no divã.

(*) Coronel Reformado da PMMG                                                                                    Ex-Comandante da Região Metropolitana de BH

Os metroviários de SÃO PAULO decidiram, nesta noite, manter a greve iniciada na quinta-feira, dia 5. Com a decisão tomada em assembleia na sede do sindicato da categoria, a paralisação entra em seu quarto dia e será o tema de uma nova audiência do TRT na manhã do domingo, quando será decidido se o movimento é legal ou não. O tribunal também vai tratar do índice do reajuste da categoria, motivo do desentendimento entre o sindicato e o Metrô. A sessão do TRT terá a participação da desembargadora RILMA HERMETÉRIO, que na quinta-feira, dia 5, criticou o descumprimento da ordem para manter parte dos trens em circulação e repreendeu os sindicalistas. Com a greve, a capital teve hoje mais um dia de ônibus lotados e congestionamento, desta vez em pleno sábado.

Entre 100 mil e 150 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, se reuniram ao longo de todo o dia na zona norte da capital, para aproveitar shows de bandas evangélicas na 22ª edição da MARCHA PARA JESUS. O clima contribuiu, pois houve calor e sol, mas muitos evangélicos reclamaram da dificuldade de chegar ao local por causa da greve dos metroviários.
O evento, organizado pela IGREJA RENASCER EM CRISTO, começou na Estação da LUZ do Metrô, às 10 horas. Com a ajuda de 12 trios elétricos, os fiéis seguiram em direção à Praça HERÓIS DA FEB, onde ocorreu um show com bandas de música gospel. Foram organizadas mais de 1,5 mil caravanas de estados como RIO DE JANEIRO, BAHIA, PIAUÍ, SANTA CATARINA, MINAS GERAIS, AMAZONAS, RONDÔNIA e RIO GRANDE DO SUL.
Uma das novidades para este ano foi um trio elétrico composto por crianças. Ele saiu 30 minutos antes dos outros e acabou servindo como abre-alas para a multidão de fiéis que vinha seguindo atrás.

Ídolo da torcida do INTERNACIONAL, o ex-atacante FERNANDÃO morreu hoje de madrugada, quando o helicóptero no qual viajava caiu. O acidente aconteceu por volta da 1 hora. Momentos depois de levantar voo da fazenda do ex-jogador, em ARUANÃ (GO), a aeronave caiu em um banco de areia, às margens do Rio ARAGUAIA, e capotou várias vezes.
FERNANDÃO foi encontrado inconsciente. Chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Ele machucou a cabeça, teve muitos ferimentos nas pernas e sofreu hemorragia. O local do acidente, a 15 quilômetros do centro, é de difícil acesso e o transporte teve de ser realizado de barco.
Além dele, estavam no helicóptero o piloto MILTON ANANIAS, o vereador de PALMEIRAS, EDMILSON DE SOUZA LEME, o primo do governador MARCONI PERILLO, ANTÔNIO DE PÁDUA FERREIRA DE OLIVEIRA, o BIDÓ, e LINDOMAR MENDES VIEIRA. Todos estavam mortos quando o Corpo de Bombeiros chegou para prestar socorro.
A morte do ex-jogador, de 36 anos, levou o INTERNACIONAL a considerar a possibilidade de aposentar a camisa 9, usada pelo ex-atleta. O assundo ainda vai ser discutido pelos conselheiros do clube, mas, no próximo jogo da equipe, em 17 de julho, contra o CORINTHIANS, pelo Campeonato Brasileiro, o número 9 já não vai ser utilizado.
Hoje, diversos torcedores colorados foram ao Estádio BEIRA-RIO prestar homenagem ao ex-capitão. Campeão Mundial e da Libertadores de 2006 pelo COLORADO, FERNANDÃO também marcou o milésimo gol do clássico GRE-NAL e jogou pelo SÃO PAULO. Aposentado desde 2011, chegou a ser treinador e dirigente do INTER.
O corpo dele foi velado no Ginásio da SERRINHA, em GOIÂNIA, onde nasceu, mesma cidade em que será enterrado.
Em PORTO ALEGRE, o prefeito JOSÉ FORTUNATI decretou três dias de luto e pediu que a atual RUA A, próxima ao BEIRA-RIO, receba o nome do jogador.

Atual líder do Mundial de Pilotos, o alemão NICO ROSBERG largará na pole position no GP DO CANADÁ, às 15 horas (de BRASÍLIA), no domingo, sétima etapa do calendário. Três vezes vencedor da corrida, LEWIS HAMILTON, companheiro dele n MERCEDES, começará a prova ao lado. FELIPE MASSA larga com a WILLIAMS em quinto, atrás de VALTTERI BOTTAS.

NOVAK DJOKOVIC e RAFAEL NADAL se enfrentarão amanhã às 10 horas (de BRASILIA), na final de ROLAND GARROS. Mais do que o título do GRAND SLAM, está em jogo o posto de número um do mundo. Se vencer, o espanhol também conquistará o troféu francês pela quinta vez seguida. Já o croata finalmente conquistará o único GRAND SLAM que nunca venceu.