domingo, 10 de agosto de 2014

9 DE AGOSTO DE 2014 - SÁBADO

D I A      N O V E       D E      A G O S T O       D E      2 014      –       S Á B A D O.
77 anos, 7 meses e 14 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
31º DIA DO ANO 65º
56 anos e 66 dias na PMESP
55 anos e 179 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 771 dias – 474 508 horas.
50 anos e 337 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 149 dias no Posto de Coronel – 316 meses e 27 dias.
3 anos e 33 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 698 dias CORONEL - 22 anos e 239 dias na reserva.
10 254-247 984                            9 698-233 232                               9 998-240 692.
DIA DE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO. Nascido na cidade espanhola de BURGOS, foi filho da Beata JOANA DE AZA e do nobre FÉLIX DE GUSMÃO. Compreendendo todo o mal que a heresia dos albigenenses produzia no sul da FRANÇA, decidiu fundar uma Ordem mendicante com a finalidade de defender a ortodoxia católica e pregar contra as heresias. Nasceu assim a ORDEM DOS PREGADORES, que teve a glória de dar à Igreja o grande SÃO TOMÁS DE AQUINO.

DIA DE SANTA EDITH STEIN. Em 9 de agosto celebra-se o dia litúrgico de SANTA EDITH STEIN. Em 2003, foi dada a público a carta que ela escreveu, em 1933, ao PAPA PIO XI, revelando seu espírito clarividente quanto ao totalitarismo nazista e que nos ensina que o amor e a busca da verdade são lições que sempre temos de aprender. A leitura da carta impacta pela atualidade e por nos questionar em tempos chamados democráticos. O testemunho de SANTA EDITH STEIN provoca para uma fé sem alienação, mas engajada na vida e refletida a partir de seus desafios e conflitos, mesmo que como ela o preço tenha sido o martírio, nos campos de concentração nazistas.

DIA DOS SANTOS JULIANO, MARIANO E SEUS OITO COMPANHEIROS de CONSTANTINOPLA. Padeceram muitos tormentos e afinal foram mortos pela espada, porque defenderam a veneração às santas imagens, contra os adeptos da heresia iconoclasta.

DIA DE SÃO JOÃO DE FERMO OU DE ALVERNE. Nasceu em FERMO, ITÁLIA, em 1529. É chamado de ALVERNE porque viveu muitos anos na solidão onde SÃO FRANCISCO recebeu os estigmas. Levou vida penitente e de total austeridade.

2061 a. durante a guerra civil romana, com JÚLIO CÉSAR de um lado e POMPEU de outro, acontece a decisiva BATALHA DE FARSÁLIA, vencida por CÉSAR, em 48 a.C. O derrotado seguiu para o EGITO, onde foi assassinado. CÉSAR se tornaria ditador em ROMA.
358 a. OLIVER CROMWELL divide a INGLATERRA em onze distritos, cada um com um general como governador, em 9 de agosto de 1655.
229 a. nascimento do PADRE ANTÔNIO FEIJÓ em 9 de agosto de 1784.
189 a. nasce ELIAS ÁLVARES LOBO, em ITU (SP), no dia 9 de agosto de 1834. Sob a orientação do padre DIOGO FEIJÓ fez os seus primeiros estudos musicais, demonstrando vocação desde cedo. Escreveu músicas para dança e para bandas militares. Em 1863, foi escolhido diretor da ÓPERA NACIONAL, mas não aceitou o convite. Em 1875 convocou, em SÃO PAULO, um Congresso de Professores de Música. Compôs a primeira ópera cantada em português: A NOITE DE SÃO JOÃO, com letra de JOSÉ DE ALENCAR. Morreu em SÃO PAULO em 15 de dezembro de 1901. Para homenageá-lo uma rua no JARDIM PAULISTA leva o seu nome.
169 a. nasce JOAQUIM ANTUNES DE FIGUEIREDO JÚNIOR. no dia 9 de agosto de 1844, em ARARUAMA, província do RIO DE JANEIRO. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de SÃO PAULO, em 1864. Três anos depois foi nomeado Juiz Municipal de ARARUAMA. Ao deixar a magistratura, transferiu sua residência para JUIZ DE FORA, província de MINAS GERAIS, onde abriu uma banca de advocacia. Quando o regime republicano foi proclamado, aceitou o convite para Secretário de Finanças do RIO. Em decreto de 14 de novembro de 1895, acabou nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal. Depois foi nomeado Procurador-Geral da República, em 2 de agosto de 1897. Falece a 19 de abril de 1917, na cidade de NITERÓI, no RIO DE JANEIRO.
168 a. do BILL ABERDEEN. O descumprimento de acordos feitos com a INGLATERRA, que tornavam ilícito o tráfico de escravos no BRASIL, levou os britânicos a assinarem no dia 9 de agosto de 1845, na INGLATERRA, um ato unilateral, conhecido como BILL ABERDEEN. Pelo tratado, a Marinha inglesa tinha permissão para inspecionar embarcações brasileiras em qualquer oceano.
165 a. nasce LUIZ CÉSAR DE AMARAL GUERRA em CAMPOS (RJ), no dia 9 de agosto de 1848. Foi engenheiro civil e, como diretor da Intendência de Obras, prestou durante muitos anos bons serviços ao Município de SÃO PAULO. Falece em SÃO PAULO no dia 12 de julho de 1921.
164 a. VENEZA se rende, vencida pela fome e pela cólera, dando fim a primeira guerra pela independência da ITÁLIA, em 9 de agosto de 1849.
132 a. nasce ANTÔNIO, PRÍNCIPE DE ÓRLEANS E BRAGANÇA, em PARIS, no dia 9 de agosto de 1881. Era o filho mais novo da PRINCESA ISABEL e do CONDE D´EU. Eram seus irmãos: DOM PEDRO, PRÍNCIPE DO GRÃO-PARÁ, nascido em PETRÓPOLIS, em 15 de outubro de 1875 e DOM LUÍS DE ÓRLEANS E BRAGANÇA, também nascido em PETRÓPOLIS, em 26 de janeiro de 1878.
117 a. nasce o filósofo, pesquisador e estudioso do desenvolvimento intelectual, JEAN PIAGET, em 9 de agosto de 1896.
112 a. falece FRANCISCO XAVIER PINTO LIMA, BARÃO DE PINTO LIMA. Nasceu na BAHIA em 20 de fevereiro de 1832. Falece no RIO DE JANEIRO, em 9 de agosto de 1901. Um breve relato de sua vida profissional está descrito por ocasião do lançamento da data de seu nascimento.  
110 a. da eleição do PAPA PIO X, aos 68 anos (1835-1914), em 9 de agosto de 1903. Concluiu o Código Canônico e reformou o catecismo, inclusive às crianças. Estabeleceu a elevação da hóstia e do cálice e dispensou a obrigação do jejum aos doentes. Fundou o Instituto Bíblico aos cuidados dos jesuítas.
109 a. Congresso Internacional de Mineiros, reunido em PARIS, exige jornada de oito horas e o estabelecimento de um salário mínimo, em 9 de agosto de 1904.
106 a. nasce MARIO DE MORAES ALTENFELDER SILVA, em 9 de agosto de 1907. Prestou relevantes serviços à causa dos carentes: o menor e os excluídos. Exerceu funções na área social dos governos municipal, estadual e federal. Culminou na Provedoria da benemérita IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO. Falece em 30 de maio de 1993. No centenário de seu nascimento e nestes tempos de descrença nos homens públicos, vale a pena relembrar a vida e a obra deste cidadão, ético, íntegro e dedicado às questões sociais.
105 a. assassinato de JOSÉ PLACIDO DE CASTRO, em 9 de agosto de 1908, aos 34 anos, vítima de uma emboscada, na localidade de BENFICA, no ACRE. A Lei número 10.440, de 2 de maio de 2002, incluiu seu nome no “LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA”, que se encontra depositado no PANTEÃO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA, na PRAÇA DOS TRÊS PODERES, em BRASILÍA, DISTRITO FEDERAL. JOSÉ PLÁCIDO DE CASTRO nasceu no RIO GRANDE DO SUL, na cidade de SÃO GABRIEL, em 9 de dezembro de 1873. Seu pai era veterano das Campanhas do URUGUAI e da TRÍPLICE ALIANÇA. Aos 11 anos, faleceu seu pai, e JOSÉ precisou trabalhar em uma loja de tecidos para auxiliar no sustento dos cinco irmãos. Com esforço, estudava à noite, voltando tarde para casa. Trabalhou, também, em uma ouriversaria, mas alimentava o sonho de seguir a carreira militar.
Ingressou no Exército como praça aos 16 anos, em 27 de dezembro de 1889, e atingiu a graduação de 2º sargento no 1º Regimento de Artilharia de Campanha em 1892. Era aluno da Escola Militar do RIO GRANDE DO SUL, em PORTO ALEGRE, quando foi deflagrada a REVOLUÇÃO FEDERALISTA, à qual aderiu oposto de MAJOR quando combatia junto aos maragatos. Por participar da Revolução, foi excluído da Escola em 1893. Após a derrota do movimento, recusou a anistia oferecida pelo Presidente FLORIANO PEIXOTO e deixou o RIO GRANDE DO SUL, indo viver no RIO DE JANEIRO, onde se tornou monitor de alunos do Colégio Militar.
Em 1899, foi tentar a vida como agrimensor na AMAZÔNIA, região cuja economia era impulsionada pela exploração da borracha. PLÁCIDO DE CASTRO estabeleceu-se no ACRE, então pertencente à BOLÍVIA, e onde a atividade de seringueiros brasileiros era intensa. Quando o país vizinho arrendou a área para uma empresa anglo-americana, denominada BOLIVIAN-SYNDICATE, inúmeros brasileiros que habitavam o território não concordaram com a situação, o que levou à eclosão da “REVOLUÇÃO ACREANA” nos anos de 1902 e 1903. PLÁCIDO DE CASTRO, por seu passado de militar, foi escolhido para comandar um exército formado por seringueiros, índios e ribeirinhos humildes, a grande maioria sem qualquer experiência de combate.
Após longo tempo de confronto, os bolivianos cederam. Com a assinatura do TRATADO DE PETRÓPOLIS, em 17 de novembro de 1903, o ACRE, com 152 mil km quadrados, passou a ser brasileiro. Pelo TRATADO o contrato com a empresa BOLIVIAN-SYNDICATE foi rescindido mediante indenização: o BRASIL cedeu uma área de 2.286 km quadrados do MATO GROSSO para a BOLÍVIA, região já habitada por bolivianos. Também se comprometeu a pagar àquele país uma indenização de dois milhões de libras esterlinas e a construir, em território brasileiro, uma estrada de ferro ligando SANTO ANTÔNIO DO MADEIRA a GUAJARÁ-MIRIM. Esse caminho permitiria o acesso da BOLÍVIA ao ATLÂNTICO via rios MADEIRA e AMAZONAS. A BOLÍVIA teria facilidades aduaneiras nesse sistema viário.
Vitoriosa a Revolução, que resultou na incorporação do “ESTADO INDEPENDENTE DO ACRE” ao BRASIL, PLÁCIDO DE CASTRO recebeu o posto honorífico de “CORONEL”.
103 a. no sudoeste russo a população germânica é de 320 mil almas, tendo já adquirido uma área superior a 800 mil hectares. O governo russo resolveu deles o direito de adquirir a propriedade imóvel e de arrendar terras.
102 a. (CURITIBA) Comunicam por telegramas da cidade de PALMAS que, nestas últimas noite, o termômetro tem descido muito ali, chegando a seis graus abaixo de zero, caindo abundante neve. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 9 de agosto de 1911. 
 99 a. nasce o ex–combatente da Revolução Constitucionalista de 32, TÉRCIO DE BARROS PIMENTEL. Pertenceu ao BATALHÃO RAPOSO TAVARES. Nasceu em JAHÚ, no dia 9 de agosto de 1914. Faleceu em 28 de dezembro de 1981. Seu filho, ROBERTO DE BARROS PIMENTEL, disse que perto de AVARÉ, numa cidade chamada TAGUAÍ, existe ainda uma trincheira da época da revolução. Ele é advogado e escritor.
97 a. PANCHO VILLA ataca e incendeia a cidade de COLUMBUS (OHIO), em represália ao apoio norte-americano ao governo de CARRANZA, em 9 de agosto de 1916.
95 a. nasce MARIA LYGIA LEME SALLES, em 9 de agosto de 1918. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 a família SALLES participou ativamente da “guerra cívica”. FERNÃO SALLES foi o primeiro a tombar em combate. MARIA LYGIA LEME SALLES falece em 19 de fevereiro de 2007. 
94 a. morre ERNST HAECKEL, zoólogo e filósofo alemão, em 9 de agosto de 1919.
85 a. mergulhadores italianos resgatam do fundo do Mar Mediterrâneo a caixa forte do navio belga ELIZABETHVILLE, que continha um conjunto de diamantes avaliados em 40 mil libras esterlinas, em 9 de agosto de 1928. O navio havia sido afundado pela marinha alemã durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
82 a. nasce o ex-jogador e técnico de futebol MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO em 9 de agosto de 1931.
81 a. nasce o Cel. PM Ref. MOACYR DE SIQUEIRA em 9 de agosto de 1932. Entrou para as fileiras da Força Pública em 6 de setembro de 1950. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1963; 1º TENENTE – 24 de maio de 1966; CAPITÃO – 25 de agosto de 1970; MAJOR – 24 de maio de 1979. Por ocasião de sua promoção a major foi classificado no CPChq, indo trabalhar comigo, sob o Comando do CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO.     
79 a. HEINRICH HIMMLER, chefe das SS e da GESTAPO, assume o comando dos campos de concentração em 9 de agosto de 1934.
77 a. na prova de revezamento 4 x 100 metros, o atleta americano JESSE OWENS ganha sua quarta medalha de ouro nas Olimpíadas de BERLIM, em 9 de agosto de 1936. Negro, ele calou por um tempo ADOLF HITLER e seus ideais de superioridade da raça ariana.
71 a. GANDHI é preso junto com outros dirigentes do Congresso Nacional Indiano, em 9 de agosto de 1942.
71 a. nasce o Cel. PM Res. OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO em 9 de agosto de 1942. Entrou para as fileiras da Força Pública em 15 de fevereiro de 1960. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de março de 1964. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1964; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1967; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1971; MAJOR – 15 de dezembro de 1979; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1984. Não tenho a data de sua promoção a Coronel.   
68 a. da EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA EM NAGASAKI, em 9 de agosto de 1945. Os americanos lançaram sobre a cidade japonesa de NAGASAKI uma bomba atômica três dias após o ataque a HIROSHIMA, apelidada de BIG FAT. O alvo inicial era a cidade de KOKURA, mas as condições do tempo forçaram a mudança de destino. A explosão matou cerca de 39 mil pessoas, deixou 25 mil feridas e destruiu 40% da cidade, definindo de vez os rumos  da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL com a rendição do império japonês.
67 a. árabes e judeus se negam a participar da Conferência de LONDRES, dedicada à PALESTINA, em 9 de agosto de 1946.
62 a. um incêndio destrói em SAN SALVADOR a Catedral e o Teatro Municipal, em 9 de agosto de 1951.
60 a. EUA e CORÉIA firmam um pacto de ajuda militar em caso de ataque comunista, em 9 de agosto de 1953.  
59 a. da publicação nos jornais de 9 de agosto de 1954, da seguinte nota: “O general CAIADO DE CASTRO, chefe do Gabinete Militar na Presidência da República, comunica que o Sr Presidente GETÚLIO VARGAS, tendo em vista a grave suspeita que, no momento, atinge a sua guarda pessoal, deliberou dissolvê-la, dando assim mais uma demonstração da repulsa ao brutal atentado ocorrido, nesta Capital, na madrugada do dia cinco do corrente. Os serviços de segurança pessoal do Chefe da Nação serão feitos, a partir de hoje, alternadamente por elementos das polícias das nossas Forças Armadas”. A famigerada guarda pessoal havia sido criada pelo CORONEL BENJAMIN VARGAS, irmão do presidente, em 1938, com integrantes do seu batalhão que lutaram contra os paulistas em 1932, logo após o ataque ao PALÁCIO GUANABARA, residência presidencial, perpetrado pelos integralistas (membros da extrema direita nazi-fascista tupiniquim, fundada por PLÍNIO SALGADO, e que havia sido colocada na ilegalidade pela Constituição de 10 de novembro de 1937, instituindo no BRASIL o ESTADO NOVO), e a segurança formada por Fuzileiros Navais, que deveria fazer a defesa do Chefe da Nação, estava mancomunada com o movimento. O presidente GETÚLIO VARGAS, sua família e poucos auxiliares ficaram durante horas cercados com pouco armamento, a única metralhadora existente estava travada há algum tempo e ninguém havia se preocupado em mandar consertá-la.
O nome de CLIMÉRIO DE ALMEIDA havia sido identificado e revelado no sábado, dia 7 de agosto, mas a demora da polícia em agir possibilitou a sua fuga.  
51 a. morre HERMANN HESSE, escritor alemão, em 9 de agosto de 1962. Prêmio NOBEL DE LITERATURA em 1946.
50 a. nasce WHITNEY HOUSTON, cantora norte-americana, em 9 de agosto de 1963. 
50 a. das anotações feitas em 10 de agosto de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 31º - 6 anos e 66 dias na FORÇA PÚBLICA – 78 dias como 2º TENENTE – 325 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Cedo vou com MARIA à feira. Este domingo está tão radioso como o dia de ontem, afastando aquele tempo feio de julho e princípios do mês em curso.
Em casa. Querendo descansar bem, pois durante a semana gasto muita energia, passo a ler “OS MISERÁVEIS”, de VITOR HUGO. Corrijo provas de alunos, escrevo este diário e, durante a noite, assisto programas de televisão.
Procuro também brincar com meus filhos, já que saio diariamente às 5.30 horas e retorno somente às 22 horas.
Durante a noite procuro ensinar MARIZETE que agora está melhorando na escola.  
48 a. CINGAPURA se separa da MALÁSIA, em 9 de agosto de 1965. Colônia do REINO UNIDO desde ‘918, CINGAPURA funde-se com MALAYA, SABAH e SARAWAH para formar a MALÁSIA em 1963. No entanto, depois de menos de dois tumultuados anos participando da Federação, a cidade, localizada no extremo sul da península e coordenada por LEE KUAN YEW, se declara uma república independente. MUN LEONG KAN, cidadão de CINGAPURA, assim se lembra: “Tinha 12 anos quando CINGAPURA se tornou independente. Depois desse dia, diminuíram a greve de estudantes e trabalhadores e, principalmente, o conflito racial. A independência foi importante para o progresso do país.”
43 a. da comunicação da morte de DAN MITRIONE, em 9 de agosto de 1970, seqüestrado no dia 31 de julho de 1970 pelos TUPAMAROS, juntamente com o cônsul brasileiro ALOYSIO GOMIDE. Os terroristas comunicavam a morte de MITRIONE e ameaçavam executar GOMIDE caso o governo uruguaio não libertasse os presos políticos. Também estava nas mãos dos terroristas o técnico em agronomia CLAUDE FLY, dos EUA. DAN ANTHONY MITRIONE, executado pelos TUPAMAROS, nasceu no dia 4 de agosto de 1920, em RICHMOND, INDIANA, EUA. Chegou em MONTEVIDÉU no mês de junho de 1969, para desempenhar funções de assessor da polícia uruguaia. Era chefe do Departamento de Assistência Técnica da Polícia, onde tinha seu gabinete próprio. 
42 a. acordo indo-soviético de amizade e apoio mútuo é assinado no dia 9 de agosto de 1971.
42 a. pelo menos 13 pessoas morrem durante distúrbios em BELFAST, IRLANDA DO NORTE, em 9 de agosto de 1971.
40 a. falecimento do ex-senador JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES, em 9 de agosto de 1973. Nasceu em 21 de janeiro de 1890.
39 a. do ESCÂNDALO WATERGATE, em 9 de agosto de 1974.
39 a. falece o REPÓRTER ESSO - HERON DOMINGUES, em 9 de agosto de 1974. Nasceu em 15 de janeiro de 1923.
38 a. morre DIMITRI SHOSTAKOVICH, compositor russo, em 9 de agosto de 1975.
34 a. das anotações de 9 de agosto de 1979: CORONEL PM ASSIS encontra-se no gabinete do comandante, CORONEL PM RIGONATTO. Está contente porque irá ser pai aos 53 anos de idade. Meu motorista vai até POÁ e fica sabendo que minha filha, doente, com alta da CRUZ AZUL, está fazendo estrepolias. Desta feita a coisa ficou feia. A menina chegou a quebrar os vidros da Delegacia de POÁ. Estou cansado de avisar que ela não pode sair do hospital. Ninguém suporta a conduta irregular dela. Precisa de vigilância e medicação contínua.
Por volta das 15 horas chegam os oficiais alunos do Curso Superior de Polícia da Polícia Militar do RIO DE JANEIRO. CORONEL PM RIGONATTO inicia a exposição de choque. TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ fala em seguida. Depois há demonstração do COE e do CANIL no BARRO BRANCO.
Nosso companheiro, MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA, que se encontra de férias, está completando 47 anos de idade.
Ato Público na Praça da Sé marcado para 26 de agosto. O prospecto subversivo diz que será o DIA NACIONAL DO PROTESTO.
TENENTE-CORONEL PM RANGEL e MAJOR PM LUIZ GALPERN estão interessados na passagem para a reserva do CORONEL PM SALVADOR D´AQUINO por causa da vaga que ele irá deixar.
Presidente FIGUEIREDO está em SÃO PAULO. Visita feiras e a CEAGESP. 
30 a. falece Dona. GABRIELA DE OLIVEIRA PENNA -DONA GABI- no dia 9 de agosto de 1983. Nasceu em 9 de novembro de 1891.   
29 a. das seguintes anotações em minhas memórias, no dia 9 de agosto de 1984, uma quinta-feira: “Telefono logo cedo para minha mãe, avisando-a do aniversário de falecimento de dona GABI. Ela me diz que no sábado faleceu o senhor NAPOLEÃO VINCENT, que estava internado durante cinqüenta dias no Hospital do Servidor. Veio para sua residência, teve uma pneumonia e não agüentou. Faleceu aos 87 anos de idade. Telefono para os familiares do senhor NAPOLEÃO, dando-lhes as condolências. Na minha sala trabalha, desde terça-feira, dia 7, como meu adjunto, o PRIMEIRO-TENENTE CÉSAR (em função de CAPITÃO). Prepara ele um roteiro para PASSAGEM DE COMANDO, onde é interessado o TENENTE-CORONEL CORREIA LEITE. CORONEL GUNTHER recebe um telefonema do doutor NASSER. Trata-se da posse do CORONEL DOMINGOS PAPASÉRGIO como Juiz do Tribunal de Justiça Militar. À tarde, nosso comandante vai à posse. O MAJOR HERMES também. Converso, por telefone, com o TENENTE-CORONEL MOACYR DE SIQUEIRA. Está completando 52 anos de idade. Relembramos os tempos que trabalhamos juntos no antigo BATALHÃO DE GUARDAS e, depois, no CPChq. Também estivemos no 9º BPMM nos anos de 1977/1978. Assalto na Rua 23 de maio, CENTRAL PARK: foram roubados 300 mil cruzeiros em dinheiro, algumas jóias e relógios. Eram 11 horas da manhã. A polícia chegou, vasculhou a área mas não encontrou os ladrões. RICHARD BURTON foi enterrado em CELIGNY, às margens do LAGO GENEBRA, na SUÍÇA. Ele faleceu no domingo, dia 5 de agosto. O COLÉGIO SACRÉ COEUR DE MARIE vai fechar. É uma das últimas instituições tradicionais da cidade. Entre os ex-alunos: MARIA PIA MATARAZZO, todas as irmãs de PAULO MALUF, toda a família MAKSOUD. Ocupa um quarteirão na avenida 9 DE JULHO, no JARDIM PAULISTA. JOAQUIM CRUZ chega em primeiro nas eliminatórias dos 1.500 metros. DOUGLAS VIEIRA, atleta do PINHEIROS, ganhou medalha de prata no judô. BRASÍLIA, uma verdadeira ILHA DA FANTASIA: mordomias, compras e passeios; mulheres, festas e apostas de milhões em torno de MÁRIO ANDREAZZA e PAULO MALUF. Estou lendo A DAMA DO LAGO, de RAYMOND CHANDLER”.
  29 a. governo uruguaio revoga o decreto que limitava a liberdade de informação e a atividade pública dos partidos políticos, em 9 de agosto de 1984.
  27 a. do VIADUTO ITINGUÇU, em 9 de agosto de 1986.
  26 a. tem início a maior greve legal na história da ÁFRICA DO SUL, em 9 de agosto de 1987: mais de 200 mil mineiros negros param de trabalhar, a partir de 9 de agosto de 1984, em greve que se prolongou até o dia primeiro de setembro. Outras notícias desta data: neste domingo assisto, a partir das 9:30 horas, o GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA, em BUDAPESTE, circuito de HUNGARORING. Das 76 voltas, NIGEL MANSELL liderou a prova em 71 delas. Faltando apenas uma para o encerramento e solta uma rosca de uma das rodas traseiras, obrigando-o a parar. NELSON PIQUET vence a corrida e AYRTON SENNA chega em segundo. O terceiro é ALAIN PROST. O quarto é THIERRY BOUTSEN. O quinto RICCARDO PATRESE. O sexto é DEREK WARWICK. Agora PROST tem 48 pontos no mundial de pilotos; SENNA está com 41 e PROST e MANSELL têm 30.
Depois do almoço resolvemos ir até POÁ, a fim de visitar meus parentes.  PAULO CÉSAR não quer ir, atormentando sua avó que quer levá-lo. LUCINDA e PAULO CÉSAR ficam na casa de TIA IRENE enquanto visito minha mãe. Encontro-a em companhia do ADALVO e MARIZETE. Depois chegam meu irmão e RENATO VENTURA. Este, mostra fotos do LEANDRO, seu filho nascido a 7 de junho (está com dois meses). O RENATO é soldado do 16º BPMM (Batalhão sediado na CIDADE UNIVERSITARIA). Trabalha na rádio patrulha e hoje tomará conta da parte externa da residência de ULYSSES GUIMARÃES. Fico com minha mãe até 17:30 horas. Visito TIA IRENE, RITA REGINA e SEBASTIÁN. O SEBASTIÁN irá esta noite para SÃO CARLOS. Dará aulas de Economia na faculdade local.
Retorno a GUARULHOS às 19 horas. O CORINTHIANS joga contra o SÃO PAULO e empata por 3 a 3. Com esse resultado ambas as equipes continuam firmes em busca das vagas para o quadrangular final do Campeonato Paulista. O MORUMBI apresentou, com esse jogo, a sua milésima partida.
MAGUILA vence JAMES “QUEBRA-OSSOS” SMITH por pontos, numa grande luta no IBIRAPUERA.
No RIO o VASCO vence o FLAMENGO por 1 a 0 e é o novo campeão carioca.
24 a. DARLI ALVES DA SILVA e seu filho DARCI são pronunciados como autores do assassinato do líder sindical CHICO MENDES, em 9 de agosto de 1989.
23 a. transf. reserva: Cel. SÉRGIO ANTUNES COCENAS, em 9 de agosto de 1990.
23 a. Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade a resolução que declara “ilegal, nula e sem efeito” a anexação do KUWAIT pelo IRAQUE, em 9 de agosto de 1990.
22 a. falece o ex-astronauta norte-americano JAMES BENSON IRWIN, em 9 de agosto de 1991. Caminhou na LUA, em 1971, na missão da APOLLO 15.
22 a. falece o jornalista GALENO MACHADO DE FREITAS, em 9 de agosto de 1991.
22 a. da viagem do PM JOÃO a PIRANGA (MG), com colegas de um conjunto musical. Depois de quatorze horas de viagem, eles chegaram no bairro do BACALHAU, em 9 de agosto de 1991. 
21 a. da conquista da Medalha de OURO no vôlei masculino na OLÍMPIADA DE BARCELONA – ESPANHA – em 9 de agosto de 1992. Nesse dia o BRASIL venceu a HOLANDA por 3 sets a zero. Sem perder nenhuma partida durante a competição, a seleção brasileira de vôlei vence os holandeses por três sets a zero e conquista a medalha de ouro nos JOGOS OLÍMPICOS DE BARCELONA. Ao todo, o time tem oito vitórias e foi derrotado em apenas três sets. Foi a primeira vez que os brasileiros subiram ao topo do pódio em um esporte coletivo durante uma Olimpíada. MARCELO NEGRÃO, jogador da seleção campeã olímpica assim se expressa: “Nós havíamos feito uma boa campanha e, apesar da certeza de que estávamos preparados, o clima antes da partida era de ansiedade. O primeiro set foi muito disputado, mas no segundo os holandeses já mostravam que estavam se entregando e eu só pensei em vencer. Foi com esse pensamento que marquei o último ponto da partida. Nunca vou me esquecer do arrepio que senti ao ouvir o Hino Nacional e ver a bandeira ser hasteada.” 
20 a. do REI ALBERT II no trono da BÉLGICA, em 9 de agosto de 1993.
19 a. do recolhimento pela guarda costeira americana de 230 refugiados cubanos, nas águas que separam CUBA e MIAMI, no dia 8 de agosto de 1994, uma segunda-feira. Na sexta-feira, dia 5 de agosto, foram encontradas 61 pessoas; no sábado, dia 6, 115 e, no domingo, dia 7, outras 54. Os refugiados viajavam em barcos precários, botes e jangadas. Também foram registrados em CUBA o seqüestro de três ferryboats em nove dias, por pessoas que desejavam migrar para os EUA. No dia 5 de agosto, num acontecimento não usual, centenas de manifestantes entraram em choque com a polícia no porto de HAVANA.
19 a. seqüestradores matam um tenente da MARINHA e obrigam quatro marinheiros a abandonar a embarcação em que estavam em CUBA para irem para os EUA, em 9 de agosto de 1994.
19 a. falece o pintor IBERÊ CAMARGO, em 9 de agosto de 1994. Nasceu em 18 de novembro de 1914.
18 a. do MASSACRE DOS SEM–TERRA em CORUMBIARA-RONDÔNIA, em 9 de agosto de 1995.
17 a. transf. reserva: Cel PM ARMANDO RAPHAEL DE ARAÚJO, em 9 de agosto de 1996.
17 a. do início do 2o. mandato de BÓRIS YELTSIN como PRESIDENTE DA RÚSSIA, em 9 de agosto de 1996.
16 a. falece o sociólogo HÉRBERT DE SOUZA- o BETINHO, em 9 de agosto de 1997. Nasceu em 3 de novembro de 1935. O sociólogo BETINHO, que liderou campanhas contra a fome no BRASIL, morre de insuficiência hepática. Hemofílico, ele contraiu o vírus da AIDS durante uma transfusão de sangue. Outras anotações nesta data: neste sábado, logo cedo, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e três auxiliares estão já trabalhando na construção em cima da laje de nossa casa. Faz muito frio. Leio o JORNAL DA TARDE e vou relembrar dados de minhas memórias entre 9 e 15 de agosto de 1970 a 1977 e de 1989 a 1996. O norte-americano BRYAN HERTA manteve, às 16 horas, a POLE POSITION do GP de MID-OHIO – Fórmula INDY. O segundo é ALESSANDRO ZANARDI. O brasileiro GIL DE FERRAN sairá amanhã em quarto. CHRISTIAN FITTIPALDI está na oitava posição. MAURÍCIO GUGELMIN marca a sexto tempo. RAUL BOESEL está em décimo-primeiro; ANDRÉ RIBEIRO em décimo-sétimo e GUALTER SALLES em décimo-nono. O sueco MAGNUS GUSTALFSSON garantiu sua vaga na final do ABERTO DE TÊNIS DE SAN MARINO, na ITÁLIA. Venceu o espanhol CARLOS COSTA. Na outra semi-final, FÉLIX MANTILLA enfrentaria o eslovaco DOMINIK HRBATY.
Um bolo tipicamente sul-coreano, após uma concorrida entrevista coletiva. Foi assim que o técnico ZAGALLO comemorou hoje, em SEUL, seu 66º aniversário. Depois de um improvisado parabéns, ZAGALLO cortou o bolo com uma espécie de espada e fez questão de entregar o primeiro pedaço ao volante DUNGA, capitão do time. O segundo pedaço do bolo foi entregue a DODÔ, segundo ZAGALLO “símbolo da nova geração”. Disse ZAGALLO: “estou completando 66 anos na mais perfeita saúde. Desde 1958, quando conquistei meu primeiro título mundial como jogador na SUÉCIA, querem que eu me aposente. Mas depois veio o bi, o tri e o tetra, e eu sempre estive lá. Enquanto tiver saúde, vou continuar. Depois do penta, o hexa e assim por diante.”
COPA CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE: Decisão ATLÉTICO MINEIRO (campeão) 2 x CRUZEIRO (vice) 1.
CAMPEONATO BRASILEIRO: INTERNACIONAL 3 x VITÓRIA 1; AMÉRICA, do RIO GRANDE DO NORTE 3 x GRÊMIO 3; BOTAFOGO 3 x ATLÉTICO PARANAENSE 1; PARANÁ 1 x PALMEIRAS 1.
MICHAEL SCHUMACHER impôs sua competência em HUNGAGORING, nesta manhã, estabelecendo a POLE POSITION, décima-sétima de sua carreira, para o GP DA HUNGRIA. Em segundo fica JACQUES VILLENEUVE. A surpresa foi o inglês DAMON HILL com o terceiro melhor tempo. Em quarto, MIKA HAKKINEN; em quinto, EDDIE IRVINE; em sexto, HEINZ-HARALD FRENTZEN. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO sairá amanhã em 11º lugar. PEDRO PAULO DINIZ em 19º e TARSO MARQUES na última colocação, 22º lugar.      
15 a. morre FRANCISCO ZÚÑIGA, pintor e escultor mexicano, em 9 de agosto de 1998.
15 a. do atentado contra a Embaixada dos EUA na ÁFRICA, com 148 mortos, em 9 de agosto de 1998.
15 a. motoboy FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA confessa ter estuprado e matado nove mulheres. Ele escondia os corpos no PARQUE DO ESTADO, na zona sul da cidade de SÃO PAULO. Outras notícias deste domingo, 9 de agosto de 1998: como fazer para visitar minha mãe se estou sem carro? Há algumas opções e, às 9 horas estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI a fim de pegar o jornal e revistas ISTO É e ÉPOCA na banca de jornais do senhor FRANCISCO. Na Avenida TIRADENTES, embarco no GUARULHOS – SÃO MIGUEL. Ao alcançar a Avenida SÃO MIGUEL, desço desse ônibus e embarco no NOVA POÁ. Às 11:30 horas estou chegando na casa de minha mãe. Cai um fraco chuvisqueiro. Como é DIA DOS PAIS, ela capricha no almoço. Um peixe está sendo assado no fogão da casa de minha filha MARIZETE, que mora no mesmo terreno. Converso com meu genro ADALVO sobre o problema do computador. Ele me ensina um meio de tentar corrigir o defeito. Mais tarde, MARIZETE, ADALVO e FELIPE vão almoçar na casa da mãe do ADALVO. Minha mãe fala sobre o “sumiço” da NECA (ROSELI). Depois ela telefona para o pai, dizendo que fora num rodeio. Há sérias suspeitas que esteja viciada em drogas. Dona ALICE se preocupa bastante com a NECA. O CIDO, meu primo, pai da NECA, passa pela casa de minha mãe. TIA IRENE chega mais tarde. Almoçamos lá pelas 14 horas. Como o ônibus PÁSSARO MARRON sai às 16 horas, com destino ao Terminal Rodoviário TIETÊ, não dou a costumeira cochilada depois do almoço. Às 15:30 horas chega a CIDA, esposa do CABO PM RENATO, meu primo. Em seguida, vou pegar o ônibus. Às 17 horas, já estou aguardando o EXPRESSO BRASILEIRO para retornar a GUARULHOS.
Em casa, às 18:30 horas, recebo do PAULO CÉSAR, meu neto, o presente do DIA DOS PAIS, o último livro do PAULO COELHO – VERONIKA DECIDE MORRER. Ontem, a MARLENE me deu um livro sobre COMPUTADOR “PASSO A PASSO”.
Um acidente na largada, uma manobra estabanada de GREG MOORE e várias loucuras de ALESSANDRO ZANARDI tiraram do caminho de ADRIAN FERNANDEZ os favoritos à vitória do GP de MID OHIO, na Fórmula MUNDIAL. SCOTT PRUETT foi o segundo, com BOBBY RAHAL chegando em terceiro e MAURÍCIO GUGELMIN em quarto.
Uma pancada do zagueiro WILSON GOTARDO, logo aos dois minutos de partida, tirou RAÍ do time e o SÃO PAULO perdeu, no MORUMBI, para o CRUZEIRO por 2 a 0. Em SALVADOR, o SANTOS venceu o VITÓRIA por 3 a 1 com VIOLA marcando dois gols. A maior surpresa da rodada do Campeonato Brasileiro foi causada pelo BRAGANTINO que, em pleno MARACANÃ, derrotou o FLAMENGO por 1 a 0. Outros resultados: AMÉRICA- RN 2 x PORTUGUESA 2; GUARANI 1 x AMÉRICA MINEIRO 2; INTERNACIONAL 2 x PARANÁ 1; ATLÉTICO – PR 0 x GRÊMIO 0; GOIÁS 2 x SPORT 0.
Na classificação do Campeonato Brasileiro o CORINTHIANS ocupa a liderança com 12 pontos ganhos; o SANTOS vem em segundo lugar com 10 pontos. O terceiro é o SPORT CLUB RECIFE com 9 pontos e em quarto vem a PORTUGUESA com 8 pontos ganhos.   
14 a. da morte de NERINE KIDD, por afogamento, em 9 de agosto de 1999. Era a mulher do ator WILLIAM SHATNER, o CAPITÃO KIRK, do seriado JORNADA NAS ESTRELAS. Outras anotações nesta segunda-feira: muito calor nesta manhã. Chego no MMDS quase às 11 horas. Estudamos a matéria que alguns de nossos componentes irão ministrar no CARREFOUR, da MARGINAL TIETÊ, amanhã.
CORONEL CANAVÓ queria que dona MARIA comparecesse hoje à tarde no Fórum Criminal, a fim de depor como sua testemunha num dos processos que REGINA CELENTANO lhe move. Acontece que dona MARIA não recebeu intimação judicial e não vai ao Fórum.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES continua se resbalecendo da operação que sofreu recentemente, internado no Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA. O CORONEL PM MELO ARAUJO, presidente em exercício da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não comparece na sede como havia prometido. Visita-nos o veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA, de 90 anos. Telefona-me o veterano SILVEIRA PEIXOTO, também de 90 anos, bastante prejudicado em sua audição.
Pela TV, assistimos muitos comentários do último eclipse do milênio. O fenômeno vai ser observado no Hemisfério Norte no dia 11 de agosto. Seitas fanáticas prevêem catástrofes, inclusive o FIM DO MUNDO. Jogo xadrez no computador. Não consigo nem empate.
13 a. presidente BÓRIS YELTSIN demite seu gabinete e nomeia VLADIMIR PUTIN para o cargo de Primeiro-Ministro em 9 de agosto de 1999.
13 a. forças de segurança libanesas ocupam uma zona supervisionada por ISRAEL no sul do país, restabelecendo o controle estatal na região após 24 anos, em 9 de agosto de 2000.
        

ACONTECEU EM 9 DE AGOSTO DE 2001 -   QUINTA-FEIRA
PLANO  1531592201/ 1181826320181/ - (16515)
Preciso passar no BANESPA para acertar um empréstimo de dois mil reais que a LUCINDA me pediu nesses últimos dias. Todos os computadores do banco estão fora do ar e a fila de atendimento é bem extensa. A família policial-militar comenta o “pacote” de medidas que o governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO pretende mandar ao Congresso para coibir as greves da Polícia Militar. A repulsa é total. Mais tarde, no MMDS, também estudamos essas medidas e iremos redigir um documento a respeito. Dois dos integrantes do MMDS vão dar aula no CARREFOUR.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC reúne-se a Comissão que pretende levar ao Governador GERALDO ALCKMIN certas pretensões que se julgam imprescindíveis no sentido de cumprir nossas finalidades estatutárias. O presidente da Diretoria Executiva, senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA; o vice, CORONEL PM LUÍZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES; o presidente de hora, GERALDO FARIA MARCONDES; o Diretor de Comunicação Social, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e eu, como secretário, estudamos os pontos principais que iremos levar ao governador. Essa reunião termina depois das 16 horas e o retorno para casa não é fácil por causa do congestionamento de pessoas no metrô e no ponto de ônibus. 
O CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, Comandante Geral da PMESP, é contra o projeto do governo que dá poder de polícia para os quinze mil guarda-civis do Estado. Ele acredita que o prioritário seria investir na prevenção conta a criminalidade. 

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE-CORONEL PAULO ROBERTO MANGIALARDO - Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 5 de dezembro de l968. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976, PROMOÇÕES - 2o. TENENTE em 24 de maio de 1977; 1o. TENENTE em 15 de dezembro de 1980; CAPITÃO em 25 de agosto de 1987; MAJOR em 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 1999.

O BRASIL venceu o PANAMÁ , em jogo amistoso, por 5 a 0.

UM ATAQUE SUICIDA de um palestino matou pelo menos 15 pessoas e feriu mais de 90 numa pizzaria, na hora do almoço, no centro de JERUSALÉM OCIDENTAL. Entre as vítimas, há três turistas brasileiros da mesma família: um morto, JORGE BALAZS, e dois feridos, sua filha , DEBORAH BRANDO BALAZS DA COSTA FARIA, e sua mulher FLORA ROSEMBAUM. Os três passavam a pé a poucos metros do local da explosão. Funcionários do governo israelense falaram em 18mortos, mas a policia só confirmou 15. O grupo islâmico HAMAS assumiu o atentado e divulgou foto e nome do suicida. Grupos de direita judaica, diante da pizzaria, exigiram vingança. O governo israelense já estuda uma “resposta” aos terroristas.

MANÍACO DO PARQUE ASSUME CRIME, MAS CULPA FORÇAS DO MAL:- o motoboy FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA confessou em seu julgamento, no 1o. TRIBUNAL DO JÚRI, a morte da comerciária ROSA MARIA NETA. Ele afirmou que estava possuído por forças malignas.

O COMANDANTE-GERAL DA POLICIA MILITAR DE SÃO PAULO, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, é contra o projeto do governo que da poder de polícia para os quinze mil guardas-civis do Estado. Segundo ele, o prioritário é investir na prevenção da criminalidade. 

MENINO DE DOZE ANOS ROUBA E DIRIGE ÔNIBUS POR QUATRO HORAS - a pouca idade não foi problema para P .C. S. fazer uma perigosa aventura. Com apenas 12 anos, ele furtou um ônibus na Zona Leste e o dirigiu durante quatro horas. Só colidiu o veículo ao ser perseguido por policiais - militares.

FALECEU O EX-COMBATENTE DE 32, NILO CASTELO BRANCO BRAGA, nascido em 2 de dezembro de 1911. Era sócio do MMDC.

Indígenas de todo o mundo se reúnem na sede da ONU em NOVA YORK para comemorar o DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS.

As tropas israelenses ocupam a CASA DO ORIENTE, sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP), em JERUSALÉM.

2 002  :  -    SEXTA-FEIRA
A edição do JORNAL DA TARDE de 9 de agosto mostrava que o Fundo Monetário Internacional (FMI) havia colocado 30 milhões de reais na economia nacional para aliviar uma possível inflação. Além disso, eram divulgadas as pesquisas de IBOPE para a eleição presidencial e CIRO GOMES se aproximava de LULA. O caderno VARIEDADES trazia um roteiro de passeios para o DIA DOS PAIS.

MISSA de 7º dia por intenção da alma do CORONEL PM Ref. MOACYR TEIXEIRA DA SILVA BRAGA, celebrada na Paróquia SÃO JOÃO BOSCO, na rua CERRO CORÁ, ALTO DA LAPA, às 19:30 horas.
Nesta manhã, levanto mais cedo para colocar meu arquivo eletrônico em dia, além de planejar uma assessoria à OPERAÇÃO “OSÓRIO”, conforme acertos efetuados ontem no MMDS. Já faz alguns meses que não presto essa assessoria. Os oficiais responsáveis não estão me aguardando.
Encontro o FAUSTO no comando e ele me presta as informações necessárias sobre o PLANO que está sendo desencadeado por ele desde fevereiro de 2002. Também encontro o DOUGLAS, nosso velho conhecido. Permaneço nesse local até depois do meio–dia. Almoço com os oficiais do MMDS, numa data de confraternização.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro o Sr. MARCONDES querendo que eu entre em contato com o CAPITÃO PM VENCESLAU, a fim de esclarecer um mal entendido entre um cabo e o GENERAL BUENO.

Fico sabendo, pelo Capitão PM VENCESLAU, que o general quis dar uma “chave de galão” no cabo, exigindo que se desocupasse a sala onde está a guarda do Monumento. Com a saída do Sr. MARCONDES, podemos trabalhar tranqüilamente nesta tarde, de alta temperatura. O Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES não aparece no MMDC e também não telefona. Recebo um telefonema do procurador do Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ. Conta-me ele que esteve na APMBB, conversando com o atual Comandante, Cel. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, interessado em lecionar na Academia, sem ônus para o Estado. Nesta tarde, tenho um momento triste: uma senhora, esposa de um ex–combatente de 32, vem procurar explicações do que deve fazer daqui para diante, uma vez que o marido encontra-se em estado de coma, desenganado pelos médicos. Diz ela que o veterano é capitão reformado do Exército. Encaminho-a para o COMANDO SUDESTE.

O ex–comandante geral da PMESP, Cel. PM RUI CÉSAR MELO, tinha conhecimento dos detalhes das operações feitas pelo GRADI, com presos infiltrados. A informação foi dada pelo preso RONNY CLAY CHAVES, de 27 anos, ao depor a quatro promotores e a um delegado na Penitenciária de TREMEMBÉ, em 27 de julho. RUI CÉSAR MELO foi o comandante–geral de 1999 até março de 2002, quando foi substituído pelo Coronel PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES.

Dois motivos levaram o técnico LUIZ FELIPE SCOLARI a anunciar hoje a saída do comando da Seleção, após 423 dias de dúvidas, tensão e alegria. A pressão da família e o desgaste natural que teria se permanecesse no cargo fizeram com que encerrasse a experiência que levou o futebol do País a seu quinto título mundial. SCOLARI, porém, ainda tem compromisso, o da despedida, no amistoso do dia 21 de agosto, contra o PARAGUAI, em FORTALEZA.

O dia seguinte à divulgação da pesquisa IBOPE que trouxe a pior colocação do presidenciável JOSÉ SERRA produziu um vendaval de boatos, com efeitos diretos sobre o mercado financeiro. Falou-se em renúncias – a do candidato e a de seu marqueteiro principal, NIZAN GUANAES. Em RECIFE, onde caminhou por ruas do centro, acompanhado à distância pelo governador JARBAS VASCONCELOS, SERRA repetiu o bordão de que “a pesquisa mais importante é a das urnas”. À tarde, pegou o avião de volta a São Paulo e reuniu-se com os diretores do programa eleitoral. O DÓLAR subiu para R$ 3,02.

No dia em que o título olímpico de 1992 completou dez anos, as autores da maior façanha da história do vôlei brasileiro foram homenageados no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo. Cada jogador e membro da Comissão Técnica da equipe campeã em BARCELONA ganhou um anel de ouro maciço que reproduz a medalha de ouro dos Jogos de 1991. Dos doze jogadores que ganharam o ouro em BARCELONA, apenas TANDE, que está disputando um torneio de vôlei de praia, e JANÉLSON, que alegou problemas familiares, não estiveram na festa. Todos os jogadores da atual seleção brasileira compareceram ao evento – inclusive MAURÍCIO e GIOVANE, que estiveram na campanha de 92.

INTERNADO o jogador de futebol JARDEL, do SPORTING DE LISBOA, numa clínica psiquiátrica para um tratamento que deverá se estender por quinze dias. JARDEL estaria deprimido desde a separação da mulher, a modelo KAREN RIBEIRO, que voltou para o BRASIL com seus dois filhos.

O ator CHARLTON HESTON revelou hoje que foi informado por seus médicos que está apresentando sintomas consistentes do mal de ALZHEIMER. Em uma declaração gravada e apresentada à imprensa, HESTON, de 78 anos, disse que não estava resistindo nem se entregando à doença. HESTON, que venceu o OSCAR como melhor ator em 1959 por sua atuação em BEN–HUR, disse que passou a vida toda no palco e nas telas e que para um ator não há perda maior do que a perda da audiência. Desde 1998, sua atuação tem se limitado à militância à frente da Associação Nacional do Rifle, um grupo que defende o direito de os americanos se armarem.

Uma violenta explosão na sede de uma ONG dedicada à construção de estradas causou hoje a morte de pelo menos 26 pessoas, deixou mais de 80 feridos e espalhou pânico e destruição nos arredores da cidade de JALALABAD, no leste do AFEGANISTÃO. Admitindo que o país vive ainda uma situação de conflito, autoridades levantaram forte suspeita de que a explosão tenha sido provocada por um atentado com caminhão–bomba, embora a hipótese de acidente não tenha sido totalmente descartada. A explosão aconteceu por volta das 12:30 horas (horário local), destruiu a sede da Unidade Afegã de Construção e Logística.

Ainda nesta noite, até tarde, fico lendo o documentário apresentado pelo DOUGLAS, muito bem feito. Uma segunda parte deixo para amanhã, pois é um tanto extenso.

FALECEU a avó materna do ADALVO: MARIA FERREIRA MACEDO. Neste ano já é o terceiro parente do meu genro que morre. No dia 24 de fevereiro ele perdeu seu avô paterno FRANCISCO EGÍDIO ROMÃO. No dia 12 de julho veio a falecer seu tio ANTÔNIO GARCIA HERNANDES.

2 003   :  -     SÁBADO
Uma manhã chuvosa e fria. Levanto tarde. Vou ler os jornais O ESTADO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e AGORA. LUCINDA conta-me que dona ONOFRA, mãe de dona ABIGAIL, caiu ontem, no interior de sua casa, sendo internada num hospital do município, onde permanece para avaliação médica. Não se sabe a extensão da gravidade da queda. Ela está beirando os noventa anos.

O SANTOS venceu o PARANÁ, no COUTO PEREIRA, por 2 a 1, e igualou o número de pontos do CRUZEIRO, no CAMPEONATO BRASILEIRO. Os dois primeiros gols foram marcados no começo do jogo. Aos cinco minutos, o zagueiro ALEX abriu o placar de falta. Pouco depois, RENALDO chutou cruzado e empatou. No começo do segundo tempo, ALEX fez de cabeça. O SANTOS só fica atrás do CRUZEIRO por causa do saldo de gols.
O SÃO PAULO bateu o JUVENTUDE, no MORUMBI, por 3 a 1, e se aproximou da briga pelo primeiro lugar no BRASILEIRO, com dois pontos a menos que CRUZEIRO e SANTOS.
Na série B do BRASILEIRO, o PALMEIRAS venceu por 4 a 3 a LUSA e virou líder.

Finalmente o BRASIL desencantou e conquistou uma chuva de medalhas de ouro, no seu melhor dia nos JOGOS PAN-AMERICANOS de SANTO DOMINGO. O País começou o sábado com três ouros e conquistou mais sete: três no atletismo, dois no iatismo, um no tênis e outro na ginástica rítmica desportiva. Além disso, os brasileiros ganharam mais seis de prata e sete de bronze, totalizando vinte. VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA garantiu o bicampeonato entre os homens na maratona. MÁRCIA NARLOCH conseguiu uma inédita medalha de ouro na disputa feminina da maratona. ROBERT SCHEIDT, no iatismo, conquistou antecipadamente o tricampeonato pan-americano na classe Laser; o outro ficou com RICARDO WINICKI, na classe Mistral. A dupla JOANA CORTEZ e BRUNA COLÓSIO garantiu a medalha de ouro no tênis. Com uma apresentação de gala, a equipe de ginástica rítmica desportiva repetiu a conquista de WINNIPEG. O quadro recorde de medalhas foi completado com a vitória à noite, de HUDSON DE SOUZA, nos 1.500 m. O tenista FERNANDO MELIGENI, que encerra carreira, disputa o ouro no domingo.
 
O ex-policial DIVINO JOSÉ DE MATOS foi condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato do jornalista MÁRIO EUGÊNIO DE OLIVEIRA, em 1984. DIVINO foi preso no dia 8 em um caixa eletrônico de TAQUATINGA, cidade satélite de BRASÍLIA. MÁRIO EUGÊNIO denunciou, em seu programa de rádio, a existência de um esquadrão da morte, em BRASÍLIA, formado por militares do Exército e da P Civil.

Conhecido como “matador” e procurado pela polícia de GUARULHOS, DJAIME LOPES DE SIQUEIRA, O “BRADOCK”, de 27 anos, foi preso ontem. Ele admitiu ter cometido quatro assassinatos, entre eles os de ELAINE DA SILVA e de seu filho ÂNDERSON, de 9 anos. BRADOCK afirmou que matou ELAINE e o garoto por encomenda do marido dela, o CHICÃO, um detento do CDP de GUARULHOS.

Uma briga entre centenas de jovens na saída do show do grupo de rap RACIONAIS, hoje de madrugada, na avenida ROBERT KENNEDY, em INTERLAGOS, terminou com a morte de dois rapazes, ferimentos graves em outro e leves em mais de dez jovens. LEANDRO DE OLIVEIRA SANTOS, de 18 anos, estudante de Ciências Contábeis, e SAMUEL ANACLETO PEREIRA, de 29, balconista, foram mortos a socos, pontapés, pauladas e pedradas.

Nem mesmo o mau tempo e a baixa temperatura registrados nesta noite impediram que as pessoas lotassem o GINÁSIO DO IBIRAPUERA, para prestigiar a 18 ª edição do especial “CRIANÇA ESPERANÇA”, da TV GLOBO em parceria com a UNICEF – FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Horas antes do início da festa, o público já dava o tom do evento, cantando e dançando e exibindo faixas de adoração a seus ídolos. Também não faltaram mensagens em homenagem ao jornalista ROBERTO MARINHO, presidente das ORGANIZAÇÕES GLOBO, falecido no dia 6 de agosto. Durante duas horas de programação, com transmissão ao vivo pela TV GLOBO, os organizadores e os convidados – atores, cantores e apresentadores – falaram sobre o tema da 18 ª edição: as várias formas de violência contra as crianças, que acontecem todos os dias no BRASIL.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA machucou o joelho durante partida de futebol na GRANJA DO TORTO, em BRASÍLIA. Como a contusão não foi grave, LULA voltou a campo para apitar a partida.

2 004   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Enfrento um frio cortante, acompanhado de ventania, indo para a cidade de SÃO PAULO por volta das 8 horas. Quando desço do ônibus ARMÊNIA, o CORONEL PM MENDES vem ao meu encontro para tomarmos um café e conversarmos sobre os assuntos de hoje, a ida ao CONDEPHAAT, na continuação da batalha pela manutenção do TÚNEL NOVE DE JULHO, ultrajado pela prefeita MARTA, que mudou seu nome, sem mais nem menos (ou melhor, para agradar o médico que a operou em 2001 e que perdeu o pai nesse ano, colocando indevidamente o seu nome no TÚNEL NOVE DE JULHO. Antes do horário marcado, já estamos na frente do prédio. Ali, aguardamos a chegada do WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, doutora CÉLIA MARCONDES, doutor ROMAGNOLI e doutora JANAÍNA. O CONSELHO do CONDEPHAAT está reunido, mas não temos acesso ao mesmo. Somos atendidos pelo vice-presidente, pois o doutor MELHEM, presidente, está afastado, com sérios problemas do coração. Estava até marcada uma operação para amanhã, depois adiada por falta de campo cirúrgico, conforme ficamos sabendo logo depois. Uma assessora do doutor MELHEM elaborou um relatório a respeito do processo e deverá ser examinado pelo Conselho na próxima segunda-feira, sob a presidência da pessoa que nos atendeu nesta manhã, pois o doutor MELHEM não irá se restabelecer tão já.
Essa nossa ida ao CONDEPHAAT foi proveitosa porque o processo estava um tanto quanto “esquecido”, talvez aguardando o retorno do titular. Outras medidas paralelas irão ser tomadas daqui para a frente, inclusive junto à Assembléia Legislativa. A doutora CÉLIA irá se entender com o deputado JOVINO CÂNDIDO, que também é candidato, pelo PARTIDO VERDE, à prefeitura de GUARULHOS.
Passo com o MENDES pela agência do BANESPA. Ali encontramos os coronéis GOMINHO (reformado) e TADASHI KOMATA e BORDINI (ambos da reserva), bem como o tenente-coronel POLICARPO, da ativa. É o momento da hora da saudade. Lembramos muita coisa com os nossos colegas. Depois, vamos até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde o MENDES irá aguardar a chegada do advogado ROMAGNOLI. Eu recebo um convite para ir almoçar na AORRPM. Ali, já estão à minha espera seis oficiais capitaneados pelo VICTÓRIO. Discutimos muita coisa durante o almoço de serviço. Cruzamos ali com o Cel Res SAMPAIO (ex-cmt dos Bombeiros), que se fazia acompanhar do gerente do BANESPA, o TONINHO. Também cumprimentamos o presidente da Diretoria Executiva da AORPM, Cel HERMES CRUZ. Um dos assuntos que ali tratamos é sobre a queda dos 5% impingido pelo governador GERALDO ALCKMIN aos inativos, no caso do aumento da taxação para a Previdência, por força de uma liminar. Isso significa uma vitória. O TENENTE NASCIMENTO fala de uma COMISSÃO sobre a criação de uma ORDEM dos oficiais de Milícia, que ele “inventou” há alguns meses. Vai lançar o meu nome para presidir essa Comissão.
Ainda com VICTÓRIO, vou ao BANESPA. LUCINDA pediu quinhentos reais extra-vencimento e isso é uma dificuldade que vou ter de resolver. Ao cair da tarde, a temperatura torna-se horrível. Como estou resfriado, meu estado de saúde só poderia piorar no retorno para casa.
SÃO PAULO teve hoje a manhã mais fria do ano. Os termômetros chegaram a marcar 6,9ºC. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informou que, entre as 7 horas do domingo e as 7 horas de hoje, vinte e cinco moradores de rua foram levados para hospitais da cidade com problemas causados pelo frio, a maioria deles respiratórios.

O chefe de segurança, ANTÔNIO AUGUSTO TURIM, foi preso acusado de comandar uma onda de roubos no condomínio ALPHAVILLE, na GRANDE SÃO PAULO, em SANTANA DE PARNAÍBA. TURIM é o responsável por uma série de furtos nas mansões que causaram prejuízos de um milhão de reais. Até agora, sete roubos já foram esclarecidos. Mas a polícia suspeita que os crimes podem chegar a 17. TURIM foi preso com um parceiro, também vigia.

MÁRIO S. OLIVEIRA LIMA, 28 anos, enfrentou pelo menos oito assaltantes e conseguiu impedir um roubo a uma loja das CASAS BAHIA, em GUARULHOS. Ao perceber a chegada de ladrões, LIMA avisou a polícia, e o tiroteio com o bando começou. Armado com um revólver 38, o vigilante teve de recarregar a arma durante o confronto. LIMA baleou dois, e outros quatro ladrões foram presos.

O Tenente reformado PM CARLOS BORGES DE CARVALHO, de 62 anos, foi assassinado a tiros e pauladas na madrugada desta segunda-feira, em favela da PARADA DE TAIPAS, zona norte da Capital. Dois homens o abordaram no quintal da casa e o atingiram com dois tiros. A dupla o arrastou para a rua e o espancou até a morte. A polícia não tem pistas dos assassinos.

Dois departamentos da Polícia Civil estão em guerra. Na última sexta-feira, dia 6, o diretor do Departamento de Inteligência, delegado MASSILON JOSÉ BERNARDES FILHO, foi até o 15º DP (ITAIM BIBI) e discutiu com a delegada plantonista RENATA CORREIA. Assustada, RENATA avisou o diretor do DECAP (Departamento de Polícia da Capital), delegado ANTÔNIO CHAVES MARTINS FONTES. Este determinou que MASSILON fosse preso caso retornasse à delegacia, que foi cercada por policiais armados com metralhadoras e fuzis. O motivo da discussão foi a suposta agressão sofrida por duas filhas de MASSILON. As garotas disseram ter sido atacadas por policiais militares após se envolverem em uma briga no bar CORCORANS, no ITAIM BIBI, no dia 30 de julho. Na ocasião, o caso foi registrado como lesão corporal mútua, pois os PMs alegaram ter sido agredido pelas garotas. MASSILON não teria gostado da conduta da delegada RENATA CORREIA no caso, pois queria que os PMs fossem presos. Ele foi então até o 15º DP cobrar providências. Ele chegou por volta das 23 horas, acompanhado de três delegados do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) e ainda de investigadores. 

Os bombeiros tiveram de voltar hoje à USINA DE TRATAMENTO ECOLÓGICO DE PNEUS, em GUARULHOS, por causa de novos focos de incêndio. A usina, que começou a pegar fogo no dia 3 de agosto, chegou a ficar 106 horas em chamas. Os bombeiros disseram que, enquanto todo o material queimado não for retirado, sempre existirá a possibilidade de o fogo recomeçar.

O presidente LULA decidiu salvar a VARIG. O governo negocia com diversos setores públicos e privados para tentar resolver o grave problema financeiro da companhia, com dívida de 6 bilhões de reais. O acordo ainda depende da busca de soluções jurídicas e da palavra final do presidente. Cinco investidores, nacionais e estrangeiros, já demonstraram interesse em colocar dinheiro na VARIG caso o plano seja posto em prática.

O governo federal começou a treinar a FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, tropa de elite de 1.500 homens, a ser acionada com rapidez para agir em qualquer ponto do território brasileiro no combate ao crime organizado ou em situações de grave ameaça à ordem interna. Inspirada nas forças-tarefa, a equipe é integrada por policiais dos melhores quadros dos Estados, que atuarão em parceria com as Polícias Federal e Rodoviária Federal, como alternativa ao uso das Forças Armadas. O objetivo da FORÇA, segundo o ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, é qualificar as ações de segurança pública no País, mediante um modelo de atuação integrada. Ao abrir o estágio de capacitação da primeira turma, hoje, na ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA FEDERAL, BASTOS disse que a medida  inaugura no País uma nova etapa de combate ao crime. Segundo o ministro, a FORÇA é uma medida básica para viabilizar o SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA (SUSP) e nasce com a colaboração de todos os Estados. “Não é um mecanismo de intervenção, mas de articulação, que atuará em linha auxiliar aos Estados”, enfatizou BASTOS. A primeira turma, com 258 membros, fará um estágio de 15 dias na ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA FEDERAL. A meta do Ministério da Justiça é treinar, em estágios quinzenais, os 1.500 policiais até o fim do ano. “Queremos reduzir o emprego indiscriminado das FORÇAS ARMADAS”, afirmou o Secretário Nacional de Segurança Pública, LUIZ FERNANDO CORRÊA.
  
Foi dado hoje o primeiro passo para a digitalização dos processos no TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL (TACRIM). Pela primeira vez, em uma audiência, em vez de pilhas de papel sobre a mesa, os juizes tinham às mãos laptops para lerem direto na tela seus votos. O julgamento foi da apelação de um réu preso em ITANHAÉM que pediu progressão de regime de pena à comarca local. Como não foi atendido, entrou com recurso contra a decisão. No TACRIM, os juízes recusaram a apelação e negaram o habeas-corpus. Tudo não durou mais de dois minutos. Segundo os magistrados, a troca do sulfite por disquetes, CD-ROMs e informações pela rede deve representar agilidade no trânsito de processos. “É uma economia de 40% a 50% de tempo ao fazer o trânsito de informações apenas por cabo, virtualmente”, diz o juiz LUÍS SOARES DE MELLO. A diferença é que os papéis não passam mais do gabinete de um juiz para outro antes das audiências. “Transita apenas o disquete ou informações entre os computadores. O que demoraria um, dois, três dias com o papel, é resolvido imediatamente”, explica MELLO. E durante os julgamentos, o juiz pode ir direto ao trecho que está procurando, sem se perder nas folhas. Mas ainda não é desta vez que o papel será eliminado dos tribunais. A decisão final do TACRIM ainda tem de ser feita em sulfite e o próprio processo de primeira instância, vindo das Comarcas e das Varas Criminais da Capital, chega ao TACRIM, um tribunal de segunda instância, em pilhas de folhas.

Autor de alguns dos traços mais marcantes da Capital –o EDIFÍCIO COPAN, o PARQUE IBIRAPUERA e o MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA–, o arquiteto OSCAR NIEMEYER, de 96 anos, teve de adiar a esperada homenagem que receberia da Câmara dos Vereadores no dia 11. Depois de cair do carro e sofrer uma luxação na quinta-feira, dia 5, NIEMEYER precisou imobilizar o braço esquerdo. A contusão não o tirou do trabalho, mas impediu a viagem a SÃO PAULO. Ele viria de carro, porque não gosta de avião. O arquiteto vai receber o título de CIDADÃO PAULISTANO, uma proposta do vereador NABIL BONDUKI, também arquiteto. A entrega deveria ser feita pela prefeita MARTA SUPLICY e pelo chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU. Além da homenagem, amanhã o arquiteto participaria do seminário OSCAR NIEMEYER:PROJETOS E OBRAS, no Instituto TOMIE OHTAKE. O Instituto decidiu adiar o evento, que inclui uma exposição e lançamento do livro OSCAR NIEMEYER EM SÃO PAULO, até sua recuperação.

O EDIFÍCIO PRAÇA DA BANDEIRA, mais conhecido como JOELMA, está à venda. A família KASSAB, proprietária do imóvel, está fazendo reuniões com imobiliárias para fixar o valor a ser pedido pelo prédio – algo entre 19 milhões e 30 milhões de reais. O prédio de 25 andares pegou fogo em 1974 e 188 pessoas morreram no incêndio. O JOELMA é administrado atualmente pela COELHO DA FONSECA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS. Segundo o corretor EDMILSON ANDRADE, o edifício sempre esteve à venda, mas a saída do UNIBANCO para sua nova sede pesou na decisão dos KASSAB em retomar o assunto.

A Justiça Federal determinou no final da noite que todos os funcionários do judiciário estadual terão os dias parados descontados caso não retornem ao trabalho. Segundo a decisão, as nove entidades representativas dos servidores terão de recomendar por escrito o retorno dos grevistas às suas atividades normais. Caso isso não seja cumprido, será aplicada pena de 50 mil reais diários. A decisão atende o pedido feito no último dia 4 pela ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL/SP.

Na festa de seus 73 anos, MARIO JORGE LOBO ZAGALLO foi homenageado com a inauguração de um busto, no hall de entrada do MARACANÃ. Irreverente e emocionado, o coordenador-técnico da seleção citou velhos companheiros, como GARRINCHA, DIDI e QUARENTINHA, para afirmar que só alcançou sucesso profissional por que teve o apoio de muitos outros jogadores. Não esqueceu também de agradecer o técnico CARLOS ALBERTO PARREIRA, a quem agraciou com o primeiro pedaço do bolo de aniversário. O busto “O IMORTAL DO FUTEBOL-MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO” foi doado pelo deputado federal JÚLIO LOPES, com o apoio do governo do Estado do RIO DE JANEIRO.

O cantor paulista NEY MESQUITA morreu hoje, aos 36 anos, de complicações respiratórias. NEY, que também era ator e violonista, estudou técnica vocal com as cantoras PRISCILA ERMELL, NÁ OZZETTI e CIDA MOREIRA. Dedicou seu primeiro CD a canções de DORIVAL e DORI CAYMMI. Participou de vários projetos com músicos de SÃO PAULO. Seu último trabalho foi QUINTAL, em parceria com o pianista LINCOLN ANTÔNIO, lançado em 2003.

AFONSO GIL CASTELO BRANCO, deputado federal e candidato à prefeitura de TERESINA, no PIAUI, foi encontrado morto em sua cama com um tiro na cabeça. A hipótese mais provável, segundo a polícia, é de suicídio.

Pelo menos quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas em um vazamento de vapor na sala de turbinas da central nuclear da usina de MIHAMA, a oeste de TÓQUIO/JAPÃO. Não houve vazamento de radiação na usina. Trata-se do mais grave acidente em número de mortes ocorrido até hoje em uma instalação nuclear japonesa.
    
FALECEU o turista americano ERICK SHIPMAN, aos 31 anos, ao cair do MIRANTE DO LEBRON, no RIO.

Uma tragédia grega, no sentido literal da palavra, está abalando o país das OLIMPÍADAS. GEORGE CRISOSTOMIDIS, namorado da judoca ELENI IOANNOU, que caiu da sacada de seu apartamento, no sábado, dia 31 de julho, se jogou da mesma varanda de onde ela havia caído. Os dois estão na UTI. A reação de ELENI lembrou uma das grandes poetas líricas gregas, SAPPHO (630 a. C.). Apaixonada pelo marinheiro PHAEON, SAPPHO tinha de tudo: carreira, família, inteligência. Porém, não se considerava bonita o bastante para PHAEON. Assim, ela subiu ao pico de uma montanha e, gritando o nome do amado, se suicidou. ELENI IOANNOU, de 20 anos, tentou o suicídio na madrugada de sábado. GEORGE, de 24 anos, praticante de kick-boxing não agüentou a pressão, estava em depressão e se jogou por remorso. ELENI está em coma no hospital ERITHRÓS STAVRÓS e, mesmo se recuperando, deverá ficar cega. Já GEORGE se encontra em estado grave no hospital EVANGELISMO. Como na GRÉCIA é comum casais se agredirem, a polícia acredita que o estudante tenha empurrado a judoca da varanda. Mas, depois dos depoimentos e do exame corporal na atleta, ele foi liberado. ELENI estaria competindo pela primeira vez numa Olimpíada. 

TERRY NICHOLS, acusado de ser cúmplice de TIMOTHY McVEIGH no atentado de 1995 contra um prédio federal em OKLAHOMA, foi condenado hoje a 161 prisões perpétuas. O júri não chegou a um consenso sobre a pena de morte, o que obrigou o juiz STEVEN TAYLOR a impor as perpétuas. Em 1998, NICHOLS, de 49 anos, havia sido condenado à perpétua pela morte de oito agentes.

O arquiteto francês ANDRÉ WOGENSCKY, ex-colaborador do pai da arquitetura moderna LE CORBUSIER, morreu aos 88 anos em sua casa, nos arredores de PARIS, informou hoje a ACADEMIA DE BELAS ARTES do Instituto da FRANÇA, da qual ele era membro. Nascido em 3 de junho de 1916, WOGENSCKY estudou na ESCOLA FRANCESA DE BELAS ARTES antes de ser assistente de estúdio e, depois, arquiteto adjunto de LE CORBUSIER, entre 1945 e 1956.

2 005  :   -    TERÇA-FEIRA
Em casa, MARLENE está “de molho”. Enfrenta uma gripe após ter feito certas extravagâncias ontem à noite. O pior é que sente violenta dor de cabeça  e com isso vem um enjôo que atrapalha o sistema digestivo. A mãe está preocupada com seu estado de saúde.

CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR
SUPERINTENDÊNCIA
CONVITE
Temos a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima Família para a Solenidade de Passagem  do Cargo de Superintendente da Autarquia Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, do CORONEL PM Res JÚLIO GOMES DA LUZ ao CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA a ser realizada no dia 09 de Agosto de 2005 às 10:00 horas.
Aproveitamos o ensejo para renovar a Vossa Senhoria protestos de elevada estima e distinta consideração.

LOCAL: PARLAMENTO LATINO-AMERICANO
ENDEREÇO: Av AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, 564
                         BARRA  FUNDA 
TOMAZ ALVES CANGERANA
Cel Superintendente

Por volta das 9 horas, estou chegando na ARMÊNIA. Ali já se encontra o CORONEL PM Res MENDES. Não demora muito também para a chegada do nosso presidente, CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI. Vamos para o PARLATINO, onde o CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA assume, publicamente, a Superintendência da Caixa Beneficente da Polícia Militar. Ele foi nomeado pelo governador GERALDO ALCKMIN no dia 9 de julho e, no dia 11, tomou posse em cerimônia dedicada somente aos funcionários. Aspirante a TURMA DE 1974, o Cel CANGERANA foi comandante do Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, da Escola de Oficiais da Academia do BARRO BRANCO, do 22º BPMM, do Regimento de Polícia Montada “9 DE JULHO” e do CPAM-4. Ao ser nomeado para a Superintendência da CBPM, comandava o Policiamento de Choque.
Muito concorrida a solenidade. O primeiro oficial que cumprimentamos no local é o CORONEL PM OSWALDO DA SILVA FILHO, atualmente comandando o CPAM-6. Os coronéis TAVARES, GALANTE, LINEU GUARDIANO e FREIXO, que trabalharam na CBPM com o ex-superintendente CORONEL PM Res JÚLIO GOMES DA LUZ, recepcionam os convidados, bem como os novos auxiliares do CANGERANA: CORONÉIS RODRIGUES, NAKADA, PASSOS, MAJOR MAZZONETTO. Outros oficiais presentes: Coronéis Res PELEGRINA, OCTÁVIO, PLÍNIO ANGANUZZI, LUIZ CARLOS (presidente da Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP), MELO ARAÚJO, PAULO MIRANDA, NELSON SCHIAVONI, ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES (ex-Comandante Geral da PMESP), JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO (agora trabalhando na CRUZ AZUL), JAIRO PAES DE LIRA, DILTON, HERMES CRUZ, MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO (nosso companheiro na Escola de Oficiais  - 11 de fevereiro de 1959 a 7 de setembro de 1963), PAULO CÉSAR MÁXIMO (ex-corregedor da PMESP), ORLANDO, GUARACIABA DE AGUIAR, bem como vários coronéis da ativa: ADAUTO LUIZ SILVA, RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS e outros (somando-se os tenentes-coronéis, majores, capitães e tenentes). O MENDES encontra vários companheiros maçons, entre eles o Comendador NEWTON LUZ, grão-mestre presidente nacional da Sociedade de Estudos Brasileiros.
Demora um pouco para o início da solenidade. É constituída a Mesa diretora dos trabalhos, sob a presidência do Desembargador ÁLVARO LAZZARINI, atual presidente do TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL: CORONEL PM CELSO CARLOS DE CAMARGO, representando o governador GERALDO ALCKMIN; CORONEL PM Res FERNANDO PEREIRA, Juiz do TJM, representando o presidente; CORONEL PM Res JÚLIO GOMES DA LUZ; CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA; CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, Comandante Geral da PMESP; Doutor FLÁVIO BORGES D´URSO, presidente da OAB/SP; Deputados CORONEL PM Res EDSON FERRARINI, CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES; ROSSMARY CORRÊA; vereador WILLIAM WOO; GENERAL FARO; Dona HORTÊNCIA D´ASTI, presidente da Associação das Pensionistas da PMESP. É iniciada a Solenidade com o canto do HINO NACIONAL; é lido o termo de posse do novo superintendente da CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA. Seguem-se dois brilhantes discursos; do CORONEL PM Res JÚLIO GOMES DA LUZ e do CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA. Fazem uso da palavra: advogado FLÁVIO BORGES D´URSO, deputado LAZZARINI, deputada ROSSMARY, Comandante Geral da PMESP, e desembargador ÁLVARO LAZZARINI.
Com o canto do HINO DA POLÍCIA MILITAR vai-se encerrar uma das mais concorridas solenidades que já assisti neste ano. Percebo que está havendo uma união necessária nestes dias em que o BRASIL enfrenta uma de suas piores crises políticas. Será que a “maldição de agosto” irá acontecer em 2005? São 13 horas, e, com o presidente GINO STRUFFALDI e CORONEL MENDES, vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O atual tesoureiro, CORONEL PM Res  RICARDO JACOB, encontra-se já na Entidade e quer resolver os problemas pendentes na esfera sua: situação na agência BANESPA e registro das atas da eleição e da posse dos novos dirigentes da Sociedade. Enquanto ele trabalha nesse sentido, vamos almoçar na AORRPM. Ali, encontramos vários oficiais da reserva e reformados: HERMES CRUZ, o presidente; ÉDSON FERRARINI, deputado convidado ao almoço pelo presidente; CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO, MAJOR CHICONELLO e muitos outros.
Retornando ao MMDC, o CORONEL RICARDO JACOB já acertara o registro das atas (ficará pronto em 23 de agosto). Nesse espaço de tempo o atual presidente não poderá assinar os cheques da Sociedade, pois falta entregar a documentação no BANESPA. Os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA estão na Sociedade. O ROMAGNOLI mostra-nos o último despacho da juíza no processo cuja autora é FIAMMETTA EMENDABILI. As obras de restauro do Monumento-Mausoléu estão autorizadas e vê-se que o advogado CARVALHOSA está perdendo sua ação. Acreditamos que a juíza aguarda o término das obras para dar a sentença no processo.
Encerramos nossas atividades nesse dia movimentado depois das 16 horas. O ROMAGNOLI e a JANAÍNA trazem-me até GUARULHOS.
Na noite, telefona-me o GINO STRUFFALDI. Diz ele que o CORONEL PM Res RICARDO JACOB concluiu um trabalho sobre a Sociedade, que deverá ser entregue no BANESPA, necessitando da assinatura do presidente, amanhã, por volta das 13 horas. O GINO quer a presença do MENDES e a minha para o exame do documento feito pelo tesoureiro.  

O presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, recuou e mandou hoje ao Conselho de Ética o pedido de cassação do mandato do deputado JOSÉ DIRCEU, depois de ensaiar o engavetamento ontem, o que gerou repercussões negativas que desgastaram a Câmara. Agora o Conselho tem 90 dias para decidir o futuro político do ex-ministro. SEVERINO foi pressionado até por deputados que são alvos de processo, como DIRCEU, que deu aval à remessa, e o líder do PL, SANDRO MABEL, que hoje pediu ao presidente da Câmara para não segurar o seu caso na Mesa. Os processos contra DIRCEU e MABEL serão instaurados amanhã à tarde pelo presidente do Conselho de Ética, RICARDO IZAR.

Uma força tarefa investiga o maior roubo a banco da história do BRASIL e o segundo maior do Mundo. A equipe conta com mais de cem homens da PF e também das Polícias Civil, Militar e Rodoviária. Auditores do BC também tentam desvendar como bandidos conseguiram fugir com 156 milhões de reais do cofre do BANCO CENTRAL, em FORTALEZA. Também está na cidade um grupo da PF de BRASÍLIA. Mas ainda não há nenhuma indicação sobre o destino dos autores e nem do dinheiro. De acordo com a PF, os integrantes da quadrilha não seriam nordestinos.

O tesoureiro do Primeiro Comando da Capital, DEIVID SURUR, 29 anos, o DVD, foi encontrado morto enforcado às 3:10 horas de hoje, na cela 33 do Centro de Detenção Provisória 1, de BELÉM, zona leste. Segundo a polícia, ele teve a morte decretada pela facção criminosa por ter desviado 150 mil reais do caixa da organização. A 5ª Delegacia do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado apurou que DVD e o parceiro RAIMUNDO NONATO FERREIRA, o REINALDO, simularam prisão para desviar dinheiro do PCC. Para obter os 150 mil reais, DVD inventou ter sido preso por policiais federais, em 16 de julho, na rua da MÓOCA, zona leste. REINALDO telefonou para ERIC OLIVEIRA FARIA, o ERICK, um dos chefes do PCC, preso na Penitenciária 2 de PRESIDENTE VENCESLAU. REINALDO alegou que policiais federais estavam exigindo 500 mil reais para libertar DVD. ERICK concordou em arrumar 150 mil reais. DVD, no entanto, foi visto em um pagode no mesmo horário em que REINALDO pedia o dinheiro para a sua suposta libertação. A farsa foi descoberta pelo PCC. Investigadores do DEIC também ficaram sabendo do golpe monitorando conversas telefônicas, inclusive as de ERICK, DVD, REINALDO e outras dez pessoas foram presas no final de julho por policiais do DEIC. Eles foram denunciados por formação de quadrilha, tráfico, porte de arma e lavagem de dinheiro. Preocupados com a integridade de DVD, policiais do DEIC perguntaram se ele gostaria de ficar em uma cela isolada dos demais presos. Ele não quis.

O ex-seminarista GIL RUGAI perdeu hoje mais uma batalha na Justiça. O Supremo Tribunal Federal negou liminar em dois pedidos de habeas corpus a favor dele. A defesa do rapaz pedia o trancamento da ação penal e a revogação da prisão preventiva. GIL é acusado de matar o pai, o publicitário LUIZ CARLOS RUGAI, e a mulher dele, ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, em 28 de março de 2004. A defesa afirma que a promotora responsável pela denúncia de GIL é suspeita por ter participado ativamente das investigações e, por isso, pede o trancamento da ação. Mas o ministro rebate os argumentos, dizendo que a participação do Ministério Público na fase investigativa não acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denúncia.

O velejador SÉRGIO MIRSKY, de 76 anos, morreu hoje à noite, no RIO,  vítima de falência múltipla dos órgãos. O enterrado será realizado amanhã. MIRSKY começou a velejar aos 7 anos. Aos 18, foi dado como desaparecido quando resolveu fazer uma viagem do RIO a SANTOS, sozinho, apenas com uma bússola na mão. Em 1968, vendeu tudo o que tinha e foi até os EUA comprar um verdadeiro barco de regatas – pioneiro, trouxe a fibra de vidro ao País. Um dos maiores nomes da vela brasileira, o paulista ostenta até hoje o maior número de milhas em regatas no BRASIL. Sua maior paixão era a busca pela FITA AZUL, a vitória. Possui números expressivos, como as 28 FITAS AZUIS na REGATA DA ESCOLA NAVAL e as 35 participações na REGATA SANTOS-RIO.

PRESO o empresário espanhol FRANCISCO RECAREY VILLAR, o “CHICO RECAREY”, dono de casas noturnas, acusado de crime contra a Previdência Social. É a segunda vez que ele é preso neste ano – a primeira havia sido por engano. Foi detido por agentes da Polícia Federal, no RIO. RECAREY descontava do salário dos funcionários, mas não recolhia o dinheiro à Previdência. Ele sofreu uma crise hipertensiva logo após a sua detenção e está internado num hospital penitenciário do RIO DE JANEIRO. Segundo os seus advogados, CHICO RECAREY tem uma artéria do coração parcialmente obstruída.

MORREU a escritora americana JUDITH ROSSNER, aos 70 anos, autora de “PROCURANDO MR. GOODBAR”, romance levado às telas com DIANE KEATON e RICHARD GERE no papel de um assassino psicopata. Em NOVA YORK.

FALECEU o primeiro baterista dos ROLLING STONES, CARL LITTLE, aos 66 anos, que trocou o grupo de MICK JAGGER pelo THE ALL STARS, banda pouco conhecida. Foi vítima de um câncer no pulmão, em LONDRES.
 
A polícia argentina confirmou pelas impressões digitais que o sérvio detido ontem em BUENOS AIRES é MILAN LUKIC, criminoso de guerra procurado pela Justiça Internacional. LUKIC foi condenado à revelia, em 15 de julho, a 20 anos de prisão pelo assassinato de 16 muçulmanos bósnios em 1992, na GUERRA DOS BÁLCÃS. LUKIC, de 38 anos, vinha sendo procurado intensamente havia nove meses. Ele ficou tristemente famoso por queimar vivas suas vítimas. É suspeito de ter cometido um massacre ainda maior, de 137 muçulmanos bósnios, com requintes de crueldade.

O ônibus espacial DISCOVERY pousou hoje com sucesso nos EUA, após uma missão histórica de 14 dias no espaço – a primeira desde o acidente com o COLÚMBIA, em fevereiro de 2003. Foram momentos de suspense para a agência espacial americana e para a equipe de sete tripulantes, que ainda em órbita, foi obrigada a realizar reparos inéditos no escudo de proteção térmica da nave. A missão chegou ao fim às 5:11 horas (9:11 horas no horário de BRASÍLIA). Quando a nave tocou o solo da Base Aérea de EDWARDS, na CALIFÓRNIA.
Terminou a angústia do retorno, mas começaram as dúvidas sobre o futuro. A NASA não sabe quando conseguirá colocar outro ônibus no espaço, por causa dos problemas detectados com o DISCOVERY. Durante o lançamento, no dia 28 de julho, um pedaço de espuma isolante se desprendeu perigosamente do tanque externo de combustível – o mesmo problema que selou o destino do COLÚMBIA dois anos atrás e que a NASA acreditava ter resolvido de uma vez por todas.

DANA REEVE, a viúva do ator CHRISTOPHER REEVE – que viveu nas telas o personagem do SUPER-HOMEM – revelou hoje que sofre de câncer no pulmão. “Estou me inspirando na luta de CHRISTOPHER para vencer”, afirmou ela numa referência ao ex-marido, que após um acidente passou os últimos anos de vida paralítico, numa cadeira de rodas, até morrer em outubro de 2004. DANA, de 44 anos, falou de sua situação no site da FUNDAÇÃO CHISTOPHER REEVE. “Fui diagnosticada recentemente com um câncer de pulmão e estou sendo submetida a tratamento”. Ela disse ainda ter “uma excelente equipe médica”. Ela é presidente da FUNDAÇÃO, especializada em captar recursos para pesquisas sobre a paralisia.

2 006   :   -  QUARTA-FEIRA
CORONEL MENDES telefona-me por volta das 9 horas. Já acertou com o GINO a nossa ida até o COLÉGIO SANTO IVO, na LAPA, a fim de combinar com o Professor JOSÉ CARLOS, CORONEL PM IZAUL SEGALLA e TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA a participação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo LAPA, nas comemorações do 74º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Logo mais, por volta das 11:30 horas, GINO e eu estamos aguardando a chegada do MENDES. Isso não se faz tardar. Em seguida, vamos todos para a LAPA.
No COLÉGIO SANTO IVO, encontramos o Professor JOSÉ CARLOS à nossa espera. Conversamos sobre as atividades dele em prol da memória dos feitos de 1932. Ele nos leva até o MUSEU “MARIA SOLDADO”, muito bem arrumado, com muitas peças novas, que doadores acrescentaram ao museu. Isso nos dá a certeza de que uma das melhores coisas que já fizemos para a preservação da memória foi trazer tudo do velho museu abandonado, no interior do Monumento-Mausoléu, bem como os jornais e livros que estavam se estragando na sede do MMDC para a LAPA. O Professor JOSÉ CARLOS tem um grande carinho pelo acervo e não é a toa que o nomeamos Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 1932, Diretor do MUSEU “MARIA SOLDADO” e, mais recentemente, Diretor do Monumento Mausoléu. 
Por volta das 13 horas, vamos para o restaurante PONTEIO GRILL, na Avenida IMPERATRIZ LEOPOLDINA, 1925. Ali se encontram o CORONEL PM IZAUL SEGALLA e o TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA. Durante o almoço, é “costurada” a solenidade do 74º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução de 1932. Fica marcada a data de 3 de outubro, às 9:30 horas, no PARQUE JOHN LENNON, onde muitas outras comemorações alusivas à Revolução já aconteceram. Outros detalhes também são discutidos, inclusive já se pensando no ano que vem, quando a Revolução terá um cunho nacional nas solenidades referentes ao 75º Aniversário daqueles acontecimentos tão significativos para SÃO PAULO e para o BRASIL. São mais de 15 horas quando nos despedimos. O MENDES irá até sua residência, a fim de entregar o carro de sua esposa. Ainda retornará ao centro e passará pelo MMDC, agora com o seu “fusquinha” e já preparado para ir à maçonaria à noite.
GINO e eu embarcamos no metrô BARRA FUNDA. Chegamos tarde na Sociedade. Ali encontramos: CORONEL CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, ROMAGNOLI, JANAÍNA, PROFESSORA MARIA ODETE, MARY JANE e, logo mais, o TENENTE RUSSO, presidente da ANAPOM, que vem oferecer seus préstimos. Nesse ambiente agradável vamos passar o tempo até mais de 17 horas. Na parte administrativa preparamos o pessoal para a palestra do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, amanhã, com início às 15 horas, na API. CORONEL MENDES irá dar uma semana de folga para a funcionária LILIAN na semana que vem. É uma compensação pelas horas e dias que ela tem trabalhado de maneira voluntária, quando necessitamos dela em momentos de sufoco. A LUCIENE também teve uma semana de folga e já gozou essa regalia.
Acompanho o GINO até o metrô. Dessa vez vou chegar um pouco tarde em casa. A viagem de ônibus é algo que cansa.

Nesta noite, o INTERNACIONAL venceu o SÃO PAULO por 2 a 1, no MORUMBI, e joga por um empata na próxima quarta-feira, em PORTO ALEGRE, para ficar com o título da LIBERTADORES DA AMÉRICA. O SÃO PAULO precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença – vitória por um gol levará a decisão para os pênaltis. RAFAEL SÓBIS, autor dos dois gols do INTER, foi o destaque do jogo. ED CARLOS marcou para o SÃO PAULO.

A Polícia Militar encontrou nomes de 113 integrantes do PCC entre os cerca de doze mil presos do regime semi-aberto que pediram à Justiça o benefício de passar o DIA DOS PAIS em casa. O documento com a informação foi repassado hoje ao Ministério Público Estadual, para que o órgão tente impedir que pelo menos esses presos recebam o benefício. A preocupação da polícia é justificada pela informação recolhida nas últimas semanas de que o PCC está planejando ataques para este domingo.

O risco Pais atingiu hoje 208 pontos, o nível mais baixo da história. O indicador recuou 3,7% demonstrando o interesse dos estrangeiros por papéis da dívida brasileira. O risco do BRASIL vem batendo recordes de baixa por causa da boa situação dos fundamentos da economia do País. Além disso, há a situação da economia mundial: EUA, UNIÃO EUROPÉIA e JAPÃO estão pagando juros baixos. O recuo do risco ajudou a derrubar o dólar, que fechou em R$2,16. 

Piorou o estado de saúde do arcebispo de MARIANA, dom LUCIANO MENDES DE ALMEIDA, de 75 anos. D. LUCIANO está internado no Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de SÃO PAULO, desde o dia 17 de julho. Ele tem câncer no fígado. Com a piora, hoje ele foi transferido para a unidade de terapia intensiva do hospital. O arcebispo respira com ajuda de aparelhos.

O mundo político perdeu um de seus principais representantes. O deputado estadual PASCHOAL THOMEU morreu hoje, aos 80 anos, vítima de insuficiência de múltiplos órgãos, na UTI do Hospital DANTE PAZZANESE, na Capital. Político respeitado, ex-prefeito de GUARULHOS, foi também um importante empresário. Definindo-se como um “guerreiro”, em 13 de março deste ano anunciou sua saída da política, assim que terminasse seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa. Era presidente da Empresa Jornalística FOLHA METROPOLITANA que edita os jornais FOLHA METROPOLITANA e METRÔ NEWS. Nascido em 31 de março de 1926, no bairro da PENHA, zona leste de SÃO PAULO, o empresário e político PASCHOAL THOMEU se formou em contabilidade pela ÁLVARES PENTEADO. Dono de empresa de ônibus na PENHA, zona leste, e, posteriormente, em GUARULHOS, além de ter empresas na área metalúrgica, THOMEU é responsável pela criação de três jornais: “MOGI NEWS” (1975), do qual afastou-se algum tempo depois, “FOLHA METROPOLITANA” e “METRÔ NEWS”, editados pela Empresa Jornalística FOLHA METROPOLITANA, da qual era presidente.
A carreira política de THOMEU começou ao ser indicado interventor em GUARULHOS, em dezembro de 1988. Graças à boa administração, foi eleito pela população prefeito de GUARULHOS para o período de 1989 a 1992. Posteriormente, como na época não havia reeleição, elegeu também seu sucessor, VICENTINO PAPPOTO. Na época, foi presidente da ELETROPAULO (1993/1994). Ao terminar sua atuação frente à ELETROPAULO, PASCHOAL THOMEU foi eleito deputado estadual, com o maior número de votos do Estado – 131.979 – e por uma pequena diferença de votos perdeu a presidência da Mesa da Assembléia Legislativa. Reeleito em 1998, THOMEU tomou posse na Assembléia Legislativa em 15 de março de 1999, assumindo o cargo de segundo-secretário da Mesa. Atualmente, estava em sua terceira legislatura.
Sua área de atuação política, na Capital, era acentuada nas zonas norte e leste, e praticamente em todas as regiões de GUARULHOS.
Suas bandeiras, como prefeito e deputado estadual, sempre foram a educação, a saúde, os transportes públicos, saneamento básico e segurança pública, entre outros. Sempre acreditou que os investimentos na infância e juventude eram essenciais para garantir melhor qualidade de vida e única saída para a melhoria do País.
Na época em que foi prefeito de GUARULHOS, sua maior preocupação era a de construir escolas ou melhorar as já existentes. Ele também investiu na melhoria da qualidade de vida ao construir praças, além de obras viárias, vislumbrando o crescimento da cidade.
Em 2006, anunciou sua saída da política, programada para o final de seu mandato, após 18 anos de atividades ininterruptas.
Atualmente, dedicava-se à carreira de deputado estadual e às empresas do GRUPO PASCHOAL THOMEU, formado pela Metalúrgica PASCHOAL THOMEU, Artes Gráficas GUARU e os jornais FOLHA METROPOLITANA e METRÔ NEWS.  

A terceira onda de violência do PCC, em menos de três meses, teve, hoje, menos ataques que nos dias anteriores. A Secretaria de Segurança Pública registrou, desde segunda-feira, 167 atentados, 23 entre a noite de ontem e a manhã de hoje. Já foram presos 33 suspeitos no Estado. O policiamento triplicou no Estado e PMs passaram a agir à paisana dentro de ônibus. No Centro da Capital e na zona oeste foram atacadas duas agências bancárias, além da garagem da Secretaria Estadual de Justiça, localizada no bairro da LIBERDADE. Mais uma vez, a maioria das ações ocorreu no Interior. Em CAMPOS DO JORDÃO, na região do VALE DO PARAÍBA, um carro da GCM foi incendiado em frente à prefeitura. Em ITU foram atacados o 2 º DP e um carro da polícia, atingidos por um coquetel MOLOTOV, além da casa de um PM rodoviário, também alvo de bombas.
Em CAMPINAS, uma agência do BANCO DO BRASIL foi atingida por tiros. Uma caixa com 15 quilos de pólvora foi encontrada na sede dos CORREIOS de BAURU. O material tinha como remetente “FACÇÃO FINAL” e era destinada a um jornalista da cidade. Em SOROCABA, a polícia estourou uma central telefônica. Uma mulher foi presa.

A guerra política travada entre os governos paulista e federal por conta dos ataques promovidos por uma facção criminosa no Estado chegou ao campo pessoal. Ao responder hoje a acusação feita pelo secretário de Segurança Pública de SÃO PAULO, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, de que o PT estaria por trás dos ataques no Estado, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA cobrou sensatez e disse que quem tira proveito da situação age com “mau caratismo e má-fe”. LULA ainda disse que SAULO deveria ter humildade para admitir que há falha no sistema prisional de SÃO PAULO, o que permite aos criminosos comandarem atentados de dentro das penitenciárias. Depois de lembrar que o secretário é responsável pela política de segurança no Estado há anos e que o governo paulista sequer pediu autorização à Justiça para que 40 presos perigosos sejam transferidos para o presídio federal de CATANDUVAS, no PARANÁ.

Nasceu no RIO DE JANEIRO o primeiro filho do ator WÁGNER MOURA e de sua mulher SANDRA SALGADO. O menino nasceu de cesariana e recebeu o nome de BEM.

O gabinete de segurança de ISRAEL aprovou hoje a expansão da ofensiva militar no LÍBANO até pelo menos a altura do rio LITANI, a cerca de 30 km da fronteira. O objetivo é evitar que o HEZBOLLAH continue lançando foguetes contra cidades israelenses. A decisão de ampliar a ocupação foi tomada, por coincidência, no dia em que o Exército perdeu mais homens: 15 soldados morreram e 38 ficaram feridos. ISRAEL anunciou ter matado 40 combatentes do grupo xiita, entre os quais estariam membros da Guarda Revolucionária Iraniana. Em pronunciamento divulgado pela TV AL-MANAR, o xeque HASSAN NASRALLAH, líder do HEZBOLLAH, prometeu transformar o sul do LÍBANO num “cemitério de sionistas”. À noite, uma TV israelense informou que blindados estavam cruzando a fronteira em grande quantidade, ao mesmo tempo que a artilharia intensificava o bombardeio na região. Isso seria o início da ampliação da ofensiva. Oficialmente, porém, a informação era de que se tratava apenas do ataque contra uma cidade onde o HEZBOLLAH se concentrava.

O ator ROBIN WILLIAMS anunciou que está internado em uma clínica de reabilitação para alcoólatras. O ator, de 55 anos, sofreu uma recaída após vinte anos sem beber e deve ficar internado até setembro, quando volta a trabalhar. 

2 007    :      -     QUINTA-FEIRA
Com temperatura bem melhor do que os últimos dias vou, um tanto tarde, para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali, logo em seguida chega o MENDES. Conversamos sobre uma série de fatos que iremos enfrentar na semana que vem. Amanhã, está marcada a passagem de Comando do 7º BPM/M, quando o TENENTE-CORONEL PM TELHADA assumirá o Comando. CORONEL MENDES logo vai para a maçonaria. COLOMBO chega nesse momento. Convida-me para almoçar na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Ali, trocamos idéias sobre o RONALDO, OLIVEIRA e LUZ, que estão estagiando na PMBA. Há possibilidades que na semana que vem termine o estágio para alguns deles.
Nesta tarde, na Sociedade, o expediente é tranqüilo. Dá bem para colocar a papelada em dia e pensar no que se pode fazer com móveis antigos que estão ocupando espaço no MMDC. O GINO também não vem na Sociedade e isso dá espaço para se fazer outras coisas.

O corregedor do Senado, ROMEU TUMA, vai pedir ao Ministério das Comunicações todos os documentos da empresa de rádio que se suspeita pertencer ao presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, mas estaria em nome de “laranjas”. TUMA confirma que na documentação enviada ao Senado para análise da concessão não consta o nome de CALHEIROS. “Precisamos analisar se depois houve a mudança na sociedade”. A Mesa Diretora da Casa deve encaminhar na terça-feira, dia 14, a denúncia ao Conselho de Ética.  

O médico JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI deixou hoje a Secretaria Estadual de Ensino Superior, criada no início do ano pelo governador JOSÉ SERRA para abrigar as três universidades estaduais de SÃO PAULO. O novo titular da pasta será o ex-reitor da Universidade Estadual de CAMPINAS (UNICAMP) o lingüista CARLOS VOGT, atualmente na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃO PAULO (FAPESP).
PINOTTI entregou a JOSÉ SERRA no fim da tarde de hoje uma carta com seu pedido de demissão, alegando motivos pessoais para a escolha. No entanto, há pelo menos um mês havia rumores de que o governo procurava um novo nome para assumir a secretaria. Respeitado no meio científico e acadêmico pela sua atuação na FAPESP, VOGT assumirá uma secretaria envolvida em grande polêmica desde sua criação, feita por meio de um decreto publicado no DIÁRIO OFICIAL em janeiro.
VOGT é presidente do Conselho Superior da FAPESP desde 2002, cargo que o credencia automaticamente como presidente da Fundação, uma das mais importantes do País. Seu mandato como presidente (o segundo, de  três anos cada) terminaria em 2008, mas seu mandato de conselheiro, que começou em 2001, acabaria na terça-feira, dia 14. Para permanecer na presidência da Fundação, ele teria de ser indicado mais uma vez pelo governador. Foi a segunda mudança até agora no secretariado de SERRA. Há pouco mais de duas semanas, MARIA LÚCIA MARCONDES foi substituída na Secretaria da Educação pela ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais e ex-secretária do Distrito Federal, MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO.

Pode ser tarde para a Justiça bloquear os bens do presidente ALBERTO DUALIB, caso sejam comprovados eventuais prejuízos ao CORINTHIANS durante sua administração. Por um simples motivo: os bens já não lhe pertencem. Não oficialmente. Ele repassou imóveis avaliados em 14,3 milhões de reais para empresa com sede no URUGUAI, em esquema de offshore e administrada por um procurador. DUALIB não quis se pronunciar sobre a OPERAÇÃO URUGUAI – nome dado a manobra feita pelo ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO no início dos anos 1990.
Nos últimos três anos, o dirigente prepara o terreno para sair de cena sem correr risco de deixar para trás ou entregar ao clube parte do que conquistou na vida. DUALIB é presidente do CORINTHIANS há 14 anos. Já rasgou e modificou estatutos para se perpetuar no poder. Mas só agora, aos 87 anos e perseguido pela torcida que ajudou a criar, o cartola começou a se coçar motivado não pela idade, mas pelas leis específicas criadas no futebol que condenam dirigentes por má administração, com penas que podem ir da prisão até penhora de bens pessoais. DUALIB passou a temer pela segunda opção. Trabalhou nos bastidores para se “desfazer” de posses sem ferir leis brasileiras. 

Um BOEING 737 da GOL previsto para chegar no aeroporto de CONGONHAS hoje à tarde desviou para o Aeroporto Internacional de SÃO PAULO, em GUARULHOS, assim que o comandante detectou, durante o vôo, um problema no sistema de freios. A informação sobre a falha na aeronave, verificada no computador de bordo cerca de 20 minutos antes do pouso, foi transmitida aos passageiros pelos comissários, depois de uma conversa com o piloto. Cerca de 15 deputados federais estavam entre os passageiros. Entre eles, o ex-presidente da Câmara, ALDO REBELO. Assim que a aeronave aterrissou, com uma hora de atraso, cinco carros do Corpo de Bombeiros e quatro ambulâncias já estavam na pista. Não houve pânico a bordo.

O trecho da RUA DOS PINHEIROS entre as ruas MOURATO COELHO e MATEUS GROU, em PINHEIROS, zona oeste da Capital, vai ficar interditado até segunda-feira, dia 13, ou terça. A informação foi passada hoje pelo gestor das obras da linha 4 – AMARELA – do Metrô, MÁRCIO PELLEGRINI, diretor do Consórcio VIA AMARELA. O local foi fechado por conta do surgimento de um buraco de dois metros de diâmetro na superfície, três na base e quatro de profundidade, por volta das 16 horas de ontem.

Cerca de 900 cédulas e moedas do acervo do MUSEU DO IPIRANGA foram roubadas de uma sala no segundo andar da instituição. Avaliadas em cerca de um milhão de reais, as peças foram levadas de um armário que foi trancado e sem sinais de arrombamento quando surgiu a desconfiança do furto.
O crime foi descoberto por um encarregado da limpeza na manhã da segunda-feira, dia 6. Ele ficou impressionado ao chegar no vestiário dos funcionários – onde iria se trocar para começar o serviço – e encontrar algumas cédulas raras jogadas no chão, próximas a uma lixeira na entrada do local. O corredor de acesso ao vestiário possui uma câmera de segurança, e as imagens gravadas serão investigadas pela Delegacia Especializada em Patrimônio Histórico da Polícia Federal.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do DISTRITO FEDERAL caiu e explodiu ao bater no solo, hoje, na cidade-satélite de CEILÂNDIA. Os três tripulantes que estavam na aeronave morreram com a explosão.
No momento do acidente, os bombeiros resgatavam um cadáver de um matagal. A maca usada para içar o corpo de um homem não identificado teria escapado da corda e atingido a hélice do helicóptero. Outro bombeiro participava da operação no solo se feriu, mas passa bem.
Morreram o MAJOR LUIZ HENRIQUE ANDRADE BARBOSA, que pilotava a aeronave; o CAPITÃO FREDERICO MAGALHÃES, co-piloto; e o SARGENTO LÉLIO ANTÔNIO DA ROCHA. 

Um pequeno avião com 20 pessoas a bordo caiu hoje no PACÍFICO SUL logo após decolar da ILHA DE MOOREA, na POLINÉSIA FRANCESA, com destino ao TAITI. Pelo menos 14 pessoas morreram, incluindo funcionários da UNIÃO EUROPÉIA e turistas, informaram autoridades francesas em PAPEETE. As nacionalidades das vítimas não foram imediatamente divulgadas. Até o fim da tarde, nenhum sobrevivente havia sido encontrado. O avião, um bimotor DHC-6 da AIR MOOREA, fabricado pela DE HAVILLAND CANADA, caiu pouco depois do meio-dia local (19 horas em BRASÍLIA). As causas do acidente estão sendo investigadas. O governo francês expressou condolências e enviou à região o secretário de Estado para ULTRAMAR, CHRISTIAN ESTROSI.

O “ESCÂNDALO DA MALA” – o caso cujo pivô é uma maleta com 790 mil dólares que chegou à ARGENTINA sem serem declarados pelas mãos de um cidadão venezuelano no fim de semana – causou hoje a primeira baixa. O argentino CLÁUDIO UBERTI, diretor do Órgão de Fiscalização de Estradas e homem de confiança do poderoso ministro do Planejamento e Obras Públicas, JÚLIO DE VIDO, teve de deixar o cargo 12 horas depois que a Justiça divulgou que ele era um dos nove passageiros do jatinho, vindo de CARACAS – que no sábado pousou em BUENO AIRES com os dólares contrabandeados.

Revelação da música pop, a cantora AMY WINEHOUSE, 23 anos, foi vítima de uma overdose de drogas nesta quinta-feira, segundo informou seus familiares. Ela está se recuperando em uma suíte no hotel FOUR SEASONS, em HANT, na INGLATERRA. A família nega que ela vá ser internada em uma clínica de reabilitação.

Nesta quinta-feira, a suíte em que a atriz KIRSTEN DUNST estava hospedada no bairro do SoHo, em NOVA YORK, foi roubada. Eles levaram uma bolsa avaliada em 13 mil dólares, uma máquina fotográfica e um iPod da atriz.

2 008     :     -     SÁBADO       9313H4/   2  114115202/
O sábado é lastimável. Serve apenas para descansar. Um frio cortante e chuva fazem com que me sinta doente. Assisto na televisão muita coisa referente à OLIMPÍADA DE PEQUIM.
Ninguém duvidava que MICHAEL PHELPS ganharia hoje sua primeira medalha de ouro. Mas o resultado do nadador americano nos 400 metros medley foi mais do que espetacular: com 4min03seg84, ele baixou em quase um segundo e meio o seu próprio recorde mundial, que havia sido estabelecido em junho. Com a vitória, e os recordes mundial e olímpico, o nadador começa com o pé direito sua tentativa de superar o recorde de sete medalhas de ouro na natação em uma Olimpíada, conquistado pelo compatriota MARK SPITZ em MUNIQUE/1972. Em ATENAS/2004, PHELPS chegou perto do feito. Conquistou seis medalhas de ouro e duas de bronze.
THIAGO PEREIRA perdeu hoje a chance de ganhar a primeira medalha para o BRASIL. E perdeu feio. Chegou em último lugar na final dos 400 metros medley.
A nadadora brasileira GABRIELA SILVA conseguiu hoje uma vaga na final dos 100 metros borboleta. Ela chegou em quarto lugar em sua semifinal e se classificou com o oitavo tempo geral.
Preciso, forte, rápido e confiante, DIEGO HYPÓLITO está pronto para ganhar uma medalha olímpica no solo. Ele obteve a melhor nota hoje e garantiu vaga na final do solo no dia 17. DIEGO tornou-se o primeiro atleta brasileiro a se classificar para a final de ginástica.
O BRASIL não decepcionou a fama de favorito no vôlei de praia e estreou com vitória. RICARDO e EMANUEL venceram, sem dificuldades, os angolanos FERNANDES e MORAES por 2 a 0. ANA PAULA e LARISSA sentiram a falta de entrosamento, mas ainda assim derrotaram as brasileiras naturalizadas georgianas CRIS e ANDREZZA.

Consigo colocar em dia meus arquivos. Leio as mensagens que recebo pela Internet. Uma delas é a seguinte:
Prezados Coronéis Mendes e Ventura.- Recebi dos Senhores Leonardo e Eduardo Strufaldi, diretores de uma Cerâmica em Tatuí, três exemplares da Revista HADAR, do mês de julho último, na qual consta uma reportagem a respeito da Revolução de 32, que inclui a capa, com a figura de uma soldado de uniforme caqui, com fuzil no ombro, com a legenda : "32; sonho, dor e lagrimas por uma constituição" e mais quatro páginas internas com dezenas de fotos da época, mais uma foto minha e um longo texto.-  A reportagem é do Sr. José Maurício de Camargo Almeida, Presidente do Capítulo Demolay, de Tatuí. - Outros detalhes, os senhores verão na própria revista. - Os senhores Eduardo e Leonardo, que devem ser meus parentes porque são originários da mesma aldeia onde nasceu meu pai. e querem que eu vá até lá para conhecê-los. o que pretendo fazer logo que possível. - Este contato foi feito pelo Luis Magaldi, que pertence à Loja Maçônica "L'Aquila Romana", e passa parte de seu tempo em Tatuí.- Abraços – Gino

Poderia ter sido menos sofrido. Bastava converter em gol as inúmeras oportunidades que teve. Mesmo sem um ótimo aproveitamento nas conclusões, o SÃO PAULO conseguiu vencer o GOIÁS, no MORUMBI, por 2 a 1. O GRÊMIO foi a BELO HORIZONTE enfrentar o ATLÉTICO MINEIRO, não só para defender a liderança, mas também para tentar ser o time com melhor aproveitamento entre todos os campeões do turno desde o início dos pontos corridos no BRASILEIRO. E conseguiu: com uma goleada por 4 a 0, chegou aos 41 pontos e aos71,9% de aproveitamento.
No MARACANÃ, o FLAMENGO venceu o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0 e acabou com jejum de sete jogos sem vitória.

O CORINTHIANS iniciou a SÉRIE B soberano. Com o passar das rodadas, alguns tropeços apareceram no meio do caminho. Hoje, com a derrota para o VILA NOVA, em GOIÂNIA, por 2 a 1, os paulistas nunca estiveram tão ameaçados de perder a liderança – a diferença, que era de cinco pontos para o vice, AVAÍ, diminuiu para dois, a duas rodadas do término do primeiro turno.

Os comandantes das Forças Armadas querem que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA se manifeste, em público, sobre a polêmica aberta pelo ministro da Justiça, TARSO GENRO, que defendeu nova interpretação da LEI DE ANISTIA para os militares que torturaram no período da ditadura (1964-1985). A pressão abriu negociação com o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, ao longo da semana passada e, se for bem-sucedida, LULA pode vir a se manifestar na terça-feira, dia 12, dia da solenidade de apresentação, no Planalto, às 10 horas, dos oficiais-generais promovidos.
JOBIM ouviu, em especial, as ponderações do comandante do Exército, GENERAL ENZO MARTIN PERI, com quem conversou na sexta-feira, mas não fez nenhuma promessa. Os militares gostariam de uma manifestação de LULA como comandante supremo das Forças Armadas, admitindo, como já disseram o vice-presidente JOSÉ ALENCAR e outros ministros, que não compactua com as idéias de TARSO, que a anistia é uma questão do Judiciário e que o Executivo não vai tomar a iniciativa de reabrir a discussão em torno da abrangência da anistia quase 30 anos após a aprovação da lei.

Depois de oito meses fechado para reforma, o MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS), reabriu suas portas para o público hoje, ao meio-dia; mais de 800 pessoas circularam no local nas primeiras horas de funcionamento, a maioria delas artistas, administradores culturais, ex-diretores do museu e alguns curiosos e admiradores da arte tecnológica em geral.
O museu teve algumas mudanças estruturais com a reforma. Entre elas está uma marquise construída na entrada, para facilitar o acesso de cadeirantes, e um hall externo que faz ligação com ovizinho MUBE (MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA).

Ainda neste semestre, a Prefeitura de SÃO PAULO irá iniciar o processo de licitação para a construção do projeto PRAÇA DAS ARTES. Em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, uma espécie de núcleo cultural será construído entre a Avenida SÃO JOÃO e as ruas CONSELHEIRO CRISPINIANO e FORMOSA, na região central. O espaço terá salas de ensaio, de aulas, cafés, restaurante e até um cinema.
Além de promover a revitalização do Centro, a idéia é levar para o local todos os corpos artísticos do município: duas orquestras, dois corais, o balé da cidade e um quarteto de câmara. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, os artistas ensaiam em lugares inapropriados.
O balé da cidade, por exemplo, se reúne em uma sala com colunas e pé direito baixo. O coral paulistano ocupa uma salinha de onde o grupo precisa sair para tomar ar a cada hora. Isso sem contar os ensaios dos músicas da orquestra que, por falta de espaço, ocorrem nas dependências do Teatro Municipal.
A construção da PRAÇA DAS ARTES deve demorar até dois anos e meio. Cinco imóveis estão em processo de desapropriação para dar espaço ao núcleo: o do Conservatório Dramático Musical, seus vizinhos (da esquerda e da direita) na Avenida São João, o do fechado CINE CAIRO e o vizinho da esquerda, na Rua FORMOSA. 

A cerimônia de abertura da OLIMPIADA DE PEQUIM encantou o mundo. Um crime no dia seguinte, num famoso ponto turístico de PEQUIM abalou os Jogos e pôs em xeque a segurança na cidade. Com uma faca, um soldador chinês identificado como TANG YONGMING, de 47 anos, matou o americano TODD BACHMAN, sogro do técnico do time americano de vôlei, HUG MacCUTCHEON, e feriu gravemente a mulher de TODD, BÁRBARA BACHMAN. O caso ganhou repercussão maior por envolver pessoas ligadas à delegação americana, uma das que mais sofrem rejeição. O crime foi motivado por antiamericanismo, por problemas mentais ou latrocínio? As autoridades acreditam na última opção, mas vão investigar.
O casal americano, acompanhado por uma guia chinesa, passeava pela DRUM TOWER, torre remanescente da PEQUIM medieval. O ataque ocorreu às 12:20 horas. TODD morreu na hora e BÁRBARA foi levada a um hospital – a guia também acabou sendo ferida e está internada. Logo em seguida, o assassino atirou-se do segundo andar do edifício.

Pelo menos quatro pessoas morreram numa série de explosões registrada hoje na conturbada Província de XINJIANG, no noroeste da CHINA, segundo noticiou a agência oficial NOVA CHINA. De acordo com informações liberadas pelo regime chinês, as detonações ocorreram entre as 3:20 horas (16:20 horas do sábado em BRASÍLIA) e 4 horas do domingo (17 horas no BRASIL), no distrito de KUQA, cidade do sul da província.

O conflito entre RÚSSIA e GEÓRGIA por causa da província separatista da OSSÉTIA DO SUL atingiu hoje contornos dramáticos, que aproximaram os dois países da guerra total. Três fortes explosões foram ouvidas no início da madrugada na capital georgiana, TBILISI. A agência de notícias FRANCE PRESS, citando uma fonte do governo da GEÓRGIA, informou que a Força Aérea Russa bombardeou um aeroporto militar perto da capital. Dessa forma, os ataques russos se aproximam rapidamente da capital da GEÓRGIA. O Ministério do Interior georgiano informou que a RÚSSIA teria 10 mil homens - 6 mil soldados e 4 mil marinheiros – mobilizados e prontos para invadir o país logo nas primeiras horas de amanhã.
SAAKASHVILI, presidente da GEÓRGIA, acusou o KREMLIN de lançar uma invasão em larga escala no país. O premiê russo, VLADIMIR PUTIN, que acompanhou a cerimônia de abertura dos JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM, chegou hoje à cidade de VLADIKAVKAZ, capital da OSSÉTIA DO NORTE. PUTIN classificou o conflito como uma “catástrofe humanitária” e considerou que a GEÓRGIA aplicou um “golpe mortal” contra sua integridade territorial. “É difícil imaginar como será possível, depois de tudo isso, convencer a OSSÉTIA DO SUL a fazer parte da GEÓRGIA”, disse PUTIN, que acusou a GEÓRGIA de “genocídio”. O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, afirmou que os ataques russos eram uma “escalada perigosa” da crise, conclamando MOSCOU a suspender imediatamente a ofensiva. O KREMLIN ignorou o apelo americano. Em um telefonema a BUSH, o presidente russo, DMITRI MEDVEDEV, afirmou que a única solução para a crise seria a retirada total das tropas georgianas da província. MEDVEDEV também exigiu a assinatura de um acordo entre os rebeldes separatistas e a GEÓRGIA para cessar os ataques mútuos. Uma delegação conjunta dos EUA e da UNIÃO EUROPÉIA viajaram hoje à GEÓRGIA para tentar alcançar um cessar-fogo na região.

O ator norte-americano BERNIE MAC morreu aos 50 anos na madrugada deste sábado em um hospital de CHICAGO. Ele estava internado há alguns dias com complicações provocadas por uma pneumonia. O ator atuou em filmes como ONZE HOMENS E UM SEGREDO, AS PANTERAS – DETONANDO e a FAMÍLIA DA NOIVA. MAC foi indicado duas vezes ao prêmio EMMY e ao GLOBO DE OURO por sua comédia de televisão THE BERNIE MAC SHOW, ainda transmitida nos ESTADOS UNIDOS.  


Pela Internet, leio o Diário Oficial de hoje:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Decreto de 8-8-2008
Autorizando o afastamento de Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, RG 3.358.246, Secretário da Segurança Pública, para, sem prejuízo dos vencimentos e das demais vantagens de seu cargo, no período de 6 a 13-11-2008, empreender viagem aos Estados Unidos da América, a fim de participar da “115ª Conferência Anual da Associação Internacional de Chefes de Polícia”, a realizar-se em San Diego.

2 009       :       -      DOMINGO
Esse é um domingo de alegrias. Sou cumprimentado logo cedo pelo DIA DOS PAIS, ganhando presentes da MARLENE e JOÃO. O JOÃO GOMES recebe os cumprimentos do filho PAULO CÉSAR e, este, por sua vez, pai do IAGO, também é homenageado. Desde ontem está sendo preparado um almoço na residência do NELSON e SORAYA. Assim é que, na tarde, vamos passar horas na casa dos pais da KÁTYA.
Dona SORAYA trouxe para esse encontro os seus pais. Conversamos muito com o “velho” libanês que veio para o Brasil aos 15 anos e aqui se radicou em definitivo. Ele faz comparações entre o nosso País e o dele, principalmente no que tange ao ensino. Diz que o índice de analfabetos no Líbano é o mais baixo possível. Fala em 98%. Na política, faz severas críticas ao índice de corrupção, um dos mais altos do mundo.
Depois do almoço, regressamos para casa por volta das 17 horas. Tenho de trabalhar nas minhas memórias para mandar para o “blog” o dia 10 de agosto.

                                   EXCELÊNCIA  POLÌTICA X EXCELÊNCIA MORAL.

            O que no início da semana insinuava um despertar de consciência, tornou-se apenas mais um capítulo da grotesca ópera bufa que vem sendo apresentada há anos no Senado. A investida irada, transfigurada pelo ódio, do senador Fernando Collor ultrapassou as raias do ridículo, e pousou no terreno do absurdo.
            Era normal a expectativa da nação  - a parcela NÂO comprometida com o Foro de São Paulo – que o desenrolar do processo de cassação do mandato de São Sarney, chegasse ao fim e ao termo, com o afastamento justificado do mencionado senador. Mas, o que vimos estava fora de cogitação de qualquer brasileiro, com um mínimo de noção de ÈTICA, MORAL, COMPOSTURA e HONESTIDADE.
            Mas se voltarmos atrás nos idos de 2004, quando as ondas do tsunami causado pelo ex deputado Roberto Jefferson, deixou à mostra a prática do mensalão, o transporte de moedas em cuecas, veremos que aí ficou clara a posição da dita OPOSIÇÃO. Cogitado o empeachment de Lula, o chamado alto escalão do PSDB, do DEM e outros partidos  que se diziam contra Lula “et caterva”, fizeram SÓ TUDO  para abortar o movimento.
            Já se vão cinco anos, e nesse espaço de tempo a pretensa oposição, só fez aumentar e solidificar a dubiedade de comportamento de suas lideranças. Fica-se então, à vontade para duvidar se algum dia houve oposição  à DEMOKRAZIA GRAMSCISTA instalada com a Nova República, da qual o hoje acusado, foi o primeiro presidente. Em 2002 junto com Lula, a filha do acusado também foi candidata. Seu ético pai, não titubeou em “cristianizá-la” em favor da candidatura  de Lula, numa demonstração clara e transparente que seus “valores” têm feições diferentes, conforme o interesse do momento.
            Por isso agora, a inusitada troca de insultos dos senadores Tasso Jereissati e Renan Calheiros, no mínimo grotesca, não é de todo surpreendente. Uma demonstração daquela dá-nos uma amostra do grau de ÉTICA, MORAL e DECORO que norteia os ínclitos senadores que DEVERIAM ter méritos para fazer as leis que regem este país. Com a anulação das acusações que pesam contra o senador Sarney, fica bem claro que o slogan dos representantes daquele  PODER é o velho e conhecido FAÇA O QUE EU DIGO, E NÃO O QUE FAÇO.
            O que conta e vale aos inquilinos daquela desacreditada Casa, é o AQUI E AGORA. E aos brasileiros que ainda teimam em nortear seu comportamento  de acordo com os já “ultrapassados” conceitos de ÉTICA e MORAL, resta ficar atentos de agora em diante, a QUEM dar seus votos nas próximas eleições.
            Seja qual for o resultado desta palhaçada, o que fica bem explícito é que EXCELÊNCIA POLÍTICA, NÃO representa necessariamente EXCELÊNCIA MORAL.  Que este lamentável espetáculo sirva de lição, àqueles que até aqui davam seu voto a quem melhor atendesse seu interesse do momento. Que aprendam que o voto MAL INTENCIONADO, tem como resposta EXCELÊNCIAS TAMBÉM MAL intencionadas. Procurem antes, GANHAR representantes DIGNOS de seu voto, e de assim serem chamados.
            Glacy Cassou Domingues – Grupo Guararapes. Fort. 07/08/2009

O fotógrafo MÁRIO CRAVO NETO morreu aos 62 anos, nesta tarde, por volta das 17 horas, vítima de câncer de pele. Ele estava internado no Hospital ALIANÇA, em SALVADOR, BAHIA. O corpo será cremado no Cemitério JARDIM DA SAUDADE, amanhã, às 11 horas.
Nascido em 1947 em SALVADOR, CRAVO NETO iniciou a carreira aos 18 anos, desenvolvendo trabalhos em escultura e fotografia, participando de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo (1971, 1973, 1975, 1977 e 1983) e de inúmeras mostras de fotografia na EUROPA e nos ESTADOS UNIDOS.
As características mais marcantes de sua obra são a presença da religiosidade e das influências da cultura africana na BAHIA. “Ele tinha uma marca muito forte, um estilo inconfundível. CRAVO NETO foi um inventor da fotografia brasileira, mostrando os tipos baianos, o modo de ver a cidade, as pessoas. Ele construiu um imaginário único sobre a BAHIA”, diz BÓRIS KOSSOY, historiador de fotografia, que conviveu com CRAVO NETO por mais de 30 anos.
Ao contrário do que acontece com diversos artistas, o fotógrafo baiano construiu sua carreira, primeiro no BRASIL para conquistar posteriormente prestígio e reconhecimento com grandes exposições permanentes em museus principalmente da EUROPA e dos ESTADOS UNIDOS. Mesmo em uma época de crescente influência da tecnologia, CRAVO NETO sempre trabalhou na contramão de programas e recursos utilizados para corrigir e embelezar falsamente seus trabalhos.
Filho do escultor MÁRIO CRAVO JUNIOR, NETO estudou na conceituada ARTS STUDENTS LEAGUE, em NOVA YORK, com orientação de JACK KRUEGER, um dos precursores da arte conceitual na cidade. Ao longo de sua carreira, CRAVO NETO deixou também como legado uma vasta bibliografia, lançando diversos livros, como SALVADOR (1999), LARÓYÉ (2000), NA TERRA SOB MEUS PÉS (2003), e O TIGRE DE DAHOMEY – A SERPENTE DE WHYDAH (2004).
Em 1980 e 1995 CRAVO NETO recebeu o prêmio de MELHOR FOTÓGRAFO DO ANO da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); em 1996, o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte; e em 2004, o Prêmio MÁRIO PEDROSA da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A confirmação da segunda morte por gripe suína na PARAÍBA elevou para 181 o total de óbitos no País. Segundo a Secretaria de Saúde local, a vítima era um professor de inglês de 35 anos que morava em CABEDELO. A secretaria revelou que, além do H1N1, o professor tinha suspeita de pneumonia.

No duelo entre os clubes de maior torcida do Brasil, o CORINTHIANS não resistiu à força do MARACANÃ com quase 50 mil pessoas e foi superado pelo FLAMENGO por 1 a 0. Com gol de ADRIANO, que fez um, mas perdeu muitas chances, o time carioca se aproveitou da falta de confiança de MANO MENEZES, agravada, mais uma vez, pela ausência de RONALDO.
A torcida que se habituou a gritar “o campeão voltou” depois dos últimos bons resultados ganhou ainda mais fôlego hoje. Os atuais tricampeões brasileiros bateram o GOIÁS por 3 a 1. A quinta vitória seguida na competição leva o SÃO PAULO ao grupo dos quatro melhores do BRASILEIRO – ficou na quarta posição, com 30 pontos, a 5 do líder.
O BARUERI subiu mais na tabela: chegou ao quinto lugar, com 28 pontos, depois da vitória por 1 a 0 sobre o GRÊMIO, nesta noite, na ARENA BARUERI. O time gaúcho segue com 25.
O técnico do CORITIBA, RENÉ SIMÕES, foi demitido nesta noite após a partida em que o time foi derrotado pelo CRUZEIRO por 3 a 1.
Depois da conquista da COPA SURUGA, no JAPÃO, na semana passada, o INTERNACIONAL volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Jogará amanhã em PORTO ALEGRE, enfrentando o SPORT.

Moradores de cinco casas de VILA PRUDENTE, zona leste da capital, estão desalojados há seis dias por causa das obras da expansão da LINHA 2 – VERDE do Metrô. A escavação do subsolo para a construção do ramal TAMANDUATEÍ – VILA PRUDENTE provocou um deslocamento do terreno abaixo dos imóveis onde vivem essas famílias. Elas foram levadas para um hotel. O desnivelamento aconteceu na terça-feira, dia 4 de agosto, no cruzamento entre as Ruas PIRES PIMENTEL e OLIVEIRA GOUVEIA. A Defesa Civil foi acionada, e o trânsito chegou a ser interrompido pela CET.

O Palácio do Planalto já admite que as investigações sobre o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, no Conselho de Ética, serão reabertas quando for a julgamento o recurso que a oposição apresentará nos próximos dias. Na última semana, PAULO DUQUE, Presidente do Conselho de Ética, decidiu arquivar sumariamente todas as ações contra o senador. Apesar de contar com a retomada da apuração, o governo recebeu indicações de que sua base, inclusive o PT, não permitirá que a análise das representações seja transformada num processo de cassação. Governistas e oposicionistas tentam agora levar a crise do plenário do Senado para o Conselho. Senadores ouvidos apontaram que essa pode ser a “saída honrosa” para diminuir o clima de tensão na Casa. O presidente LULA foi informado de que a bancada petista trabalhará para solucionar a crise.

A oposição quer que a ex-secretária da Receita Federal, LINA MARIA VIEIRA, explique no Congresso o pedido que a ministra DILMA ROUSSEFF lhe teria feito, no final do ano passado, para “agilizar a fiscalização do filho do SARNEY”. Parlamentares ouvidos hoje classificaram como “gravíssima” a afirmação da ex-chefe do Fisco, demitida no mês passado, e não descartaram a possibilidade de convocar a ministra para esclarecer as acusações. LINA diz que entendeu o pedido de DILMA como um recado para “encerrar” as investigações.

O mais famoso assaltante inglês, RONALD BIGGS, comemorou no sábado um duplo aniversário em um hospital perto da penitenciária de NORWICH, a 180 km ao norte de LONDRES. O dele, de 80 anos de idade, e o do assalto que o tornou famoso. Em 8 de agosto de 1963, ele e seu grupo roubaram o equivalente hoje a 170 milhões de reais de um trem.
Depois de oito anos atrás das grades, BIGGS foi libertado na sexta-feira, dia 7 de agosto, por causa de seu precário estado de saúde.
Vítima de três derrames e de uma queda no banheiro da prisão, BIGGS não consegue mais falar, mas recebeu a equipe do “FANTÁSTICO”. Ele só se alimenta por meio de uma sonda, que irá ser trocada amanhã, numa cirurgia de alto risco. Se tudo der certo, o “Ladrão do Século” poderá, finalmente, viver em liberdade em seu próprio país, ao lado da neta da nora e do filho, que são brasileiros. Com um alfabeto na mão BIGGS manda uma mensagem: “Eu amo o Brasil” de diz também que sente mais falta:”Cerveja”. BIGGS havia fugido para o Brasil, mas se entregou em 2001 à polícia inglesa.

Autoridades chinesas retiraram hoje cerca de 1 milhão de pessoas de suas casas nas províncias chinesas de FUJIAN e ZHEJIANG, na região leste do país, horas antes da chegada do TUFÃO MORAKOT, que atingiu a CHINA hoje às 4:20 horas (hora local). As chuvas torrenciais e os ventos de 118 km/hora causaram o desabamento de cinco casas na cidade de WENZHOU. Uma criança de quatro anos morreu soterrada.
Mais de 300 casas e milhares de hectares de terras na área rural estão inundados. Vôos na região foram cancelados, ônibus não circulam em FUZHOU, capital de FUJIAN, e rodovias foram interditadas. Além disso, mais de 35 mil barcos tiveram de voltar aos portos. A administração da província enviou 8,4 milhões de mensagens por celular alertando a população.

A declaração final que os líderes da UNIÃO DE NAÇÕES SULAMERICANAS (UNASUL) assinam amanhã em QUITO vai omitir a polêmica em torno da futura presença americana em sete bases militares da COLÔMBIA. Apesar das provocações e até mesmo das ameaças de guerra feitas nos últimos dias pelos países contrários ao acordo, sobretudo pela VENEZUELA, não houve consenso da UNASUL em torno da proposta da BOLÍVIA de inclusão de uma parágrafo de “rechaço” ao acordo ESTADOS UNIDOS-COLÔMBIA.

2 010     :      -     SEGUNDA-FEIRA
Não consigo levantar cedo nesta manhã. As leituras de jornais ficam prejudicadas em parte porque dou preferência à digitação de minhas memórias. Somente depois das 11 horas é que encerro minhas atividades no computador. Visito a HEMEROTECA VENTURA e levo mais um livro de memórias pertencente a novembro de 2008. JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR trabalha em seu atelier musical. Ele tem intenções de preparar uma das paredes de uma repartição da hemeroteca para que eu possa colocar quadros de vários diplomas recebidos.  
Numa tarde fria, bastante desagradável, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC apenas cuidamos de informações em pedidos de Pensão Especial, quase todas vindas da Comissão Especial da Revolução. Não tenho notícias do GINO e do MENDES nesta data. Apenas saio para almoçar com os oficiais do MMDS, todos também desestimulados por causa do mal tempo.

Como jornalista, ADOLFO CRUZ chegou a exercer a função de repórter policial no início da carreira. Porém, um dia numa conversa com o amigo ABELARDO BARBOSA, o imortal CHACRINHA, ouviu dele o seguinte conselho: “você deveria escrever sobre cinema, pois gosta tanto’. Nascia, assim, a carreira do crítico de cinema, algo que atravessou mais de cinco décadas e rendeu frutos no rádio, na TV, em jornais e livros. Na Rádio Nacional, onde trabalhou por longos 26 anos, CRUZ se tornou uma referência ao conseguir entrevistar todos os artistas do cinema brasileiro, especialmente os das “chanchadas”, que eram o sucesso da época.
Até mesmo as estrelas de HOLLYWOOD, que vinham participar do Carnaval carioca, também davam entrevistas ao famoso microfone de CRUZ.
Em 1953, por exemplo, o jornalista conseguiu com que a estrela CARMEN MIRANDA lhe concedesse uma entrevista nos estúdios da NACIONAL. A atriz não falava com uma rádio brasileira desde 1940. O amor ao cinema brasileiro e o humor eram traços marcantes do jornalista, que criou um slogan bem-humorado que fez fama: “Falem mal, mas falem do cinema nacional”. Autor de dois livros sobre cinema – “ÍDOLOS DA TELA”, de 1959, e “O REPÓRTER DO CINEMA”, de 2004 – CRUZ trabalhou ainda nas rádios GLOBO, TUPI, MANCHETE e participou como comentarista das TVs TUPI, BANDEIRANTES, SBT e CNT.
O jornalista e crítico morreu hoje, vítima de uma parada cardíaca, no RIO DE JANEIRO, aos 88 anos. O corpo dele foi sepultado na tarde, no cemitério MEMORIAL DO CARMO.

O Tribunal de Justiça de SÃO PAULO revogou hoje a prisão preventiva do vigia EVANDRO BEZERRA SILVA, acusado de ajudar o advogado e PM aposentado MIZAEL BISPO DE SOUZA a matar a advogada MÉRCIA NAKASHIMA, ex-namorada do ex-policial. Eles foram denunciados pela Promotoria de Justiça de GUARULHOS.
A desembargadora ANGÉLICA DE ALMEIDA, da 12ª Câmara de Direito Criminal, afirmou que “a revogação se deu pelas mesmas razões” da concessão do hábeas corpus a MIZAEL, na semana passada, dois dias depis de a Justiça de GUARULHOS ter decretado a prisão do ex-PM a pedido do Ministério Público. Na ocasião, ela havia dito que “o advogado, primário e sem antecedentes criminais, sempre atendeu ao chamado da autoridade policial”. O Ministério Público entrou hoje com uma contestação contra a decisão. O procurador de Justiça SÉRGIO NEVES COELHO pede que o TJ reconsidere, argumentando que MIZAEL não tem colaborado com a instrução criminal, pois não se apresentou nem à polícia nem à Justiça, permanecendo foragido até o momento da revogação do decreto de prisão provisória. O procurador argumenta também que MIZAEL descumpriu o artigo 328 do Código de Processo Penal, que prevê que, em casos de liberdade provisória, o acusado não poderá mudar de residência sem permissão prévia nem ficar mais de oito dias fora de casa sem avisar à autoridade o lugar onde será encontrado.

A Vara da Infância e da Juventude de CONTAGEM, região metropolitana de BELO HORIZONTE, determinou que o primo do goleiro BRUNO, J., de 17 anos, cumpra medida sócioeducativa por tempo indeterminado por envolvimento no seqüestro, cárcere privado e assassinato triplamente qualificado da modelo ELIZA SAMUDIO, de 25 anos. A necessidade de manter a internação será avaliada a cada seis meses. O advogado do jovem, ELIÉZER JÔNATAS ALMEIDA LIMA, deve recorrer da decisão.
Hoje, a amante do jogador, FERNANDA GOMES DE CASTRO, de 32 anos, voltou para a prisão após receber alta do hospital onde realizou exames para verificar se sofreu aborto na prisão.

Faleceu RENATO FROTA PINHEIRO, aos 80 anos. Praticava pesca submarina por lazer, quando deu de cara com um peixe melro. Só conseguiu tirar o animal da água com ajuda de amigos, Pesava 350 quilos e lhe deu o recorde mundial no esporte.
Filho de desembargador, PINHEIRO também estudou Direito. Foi auditor fiscal por 30 anos no Tribunal Regional Eleitoral e, depois, tornou-se procurador do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Um de seus orgulhos, no entanto, era o trabalho no Instituto do Câncer ARNALDO VIEIRA DE CARVALHO, instituição que presidiu por três vezes.

Morreu hoje, aos 66 anos, o ornitólogo e pesquisador da Universidade Estadual de CAMPINAS (UNICAMP) JACQUES VIELLIARD. Nascido na FRANÇA e graduado em CIÊNCIAS pela Universidade de PARIS, VIELLIARD ficou conhecido no BRASIL depois que seu gigantesco acervo de sons da natureza, composto de 30 mil fitas magnéticas – considerado o quinto maior do gênero no mundo – começou a ser digitalizado, graças a um convênio fechado com a UNICAMP e a Universidade Federal do PARÁ.
Criador do Laboratório de Bioacústica, VIELLIARD foi convidado a trabalhar na UNICAMP por ZEFERINO VAZ, na década de 1970 quando ganhava força na FRANÇA o debate sobre o meio ambiente. 

O governo do IRÃ indicou hoje que desistiu de aplicar a sentença de morte por apedrejamento de SAKINEH ASHTIANI, a iraniana condenada por adultério cujo caso chocou a comunidade internacional. Apesar da mudança, SAKINEH ainda deve ser executada, por enforcamento. A informação foi divulgada pela Embaixada do IRÃ em OSLO. A NORUEGA passou a intervir no caso, recebendo o advogado de SAKINEH, MOHAMMAD MOSTAFAEI, que havia fugido para a TURQUIA, e dialogando com TEERÃ. “O apedrejamento é muito raro no IRÃ e já foi decidido que essa mulher não será apedrejada”, disse MOHAMMAD HOSSEINI, diplomata iraniano em OSLO.

Depois de um fim de semana de negociações de seus chanceleres, o novo presidente da COLÔMBIA, JUAN MANUEL SANTOS, e o presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, agendaram para amanhã um encontro no histórico balneário de SANTA MARTA, no Caribe colombiano. Além de tratar do reatamento das relações entre os dois países, suspensas desde 22 de julho, a reunião servirá para que o presidente SANTOS defina sua estratégia contra a guerrilha.

2 011        :        -TERÇA-FEIRA
O Comandante de Policiamento de Área Metropolitana Um – Centro, CORONEL PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para a solenidade alusiva à Passagem de Comando e inauguração de retrato da galeria de Comandantes.
09 de agosto de 2011
16:00 horas
Rua Vergueiro, 363 – Liberdade – SP.
Manhã de muito trabalho na biblioteca. JOÃO GOMES DE OLIVEIRA está colocando num painel montado na HEMEROTECA VENTURA os colares recebidos por mim ao longo do tempo.

Numa manhã agradável, talvez a melhor desses últimos dias, viajo numa van que percorre o trecho GUARULHOS – SÃO PAULO de uma maneira rápida. Chego mais ou menos cedo à Sociedade. MARINEI foi buscar a Ata da Assembléia Geral Eleitoral, de 29 de abril, que elegeu a nova diretoria da Sociedade para o biênio 2011-2013. Daqui para diante é essa ata, agora registrada, que guiará os passos daqueles que assumiram seus cargos em 7 de julho.
Por volta das 10:30 horas vou à Câmara Municipal para o hasteamento das bandeiras. Ali encontro a cerimonialista CECÍLIA DE ARRUDA, o presidente da Câmara, vereador JOSÉ POLICE NETO, o dr LAURO RIBEIRO ESCOBAR, FRANCES DE AZEVEDO, REINALDO BRESSANI e outras pessoas que sempre comparecem para assistir essa cerimônia. O presidente da Câmara demonstra preocupação com a problemática financeira que assola o mundo nesses últimos dias. GILBERTO, desse setor da Câmara fala a respeito. ESCOBAR faz belíssima explanação sobre os pavilhões desflaldados e FRANCES declama uma de suas poesias, com eloqüência.
Retornando ao MMDC, vou conversar com o CORONEL PM MENDES sobre a grade das medalhas que iremos dar em 2 de outubro. Atendemos o Professor LEONEL AGUIAR, presidente da OPESP (Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo). Ele nos convida para uma missa no dia 20 de setembro, na Assembléia Legislativa.
Almoço às pressas com OLIVEIRA, OREZ, CARBAIA, e outros conhecidos de longa data na área centro e vou para o Comando de Policiamento de Área 1 – CPA/M-1 – onde hoje acontece, de maneira oficial, a passagem de Comando. Embora o CORONEL PM PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO já esteja exercendo o comando há um certo tempo, somente hoje recebe o cargo do CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS, transferido para a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça.
Nesse quartel que comandei em 1988, encontro o CORONEL PM MENDES, WÁLTER TAVERNA, ALFREDO PIRES, CORONEL PM ADILSON PEREIRA DE CARVALHO, CORONEL PM ALFREDO DEAK JÚNIOR. CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO, CORONEL PM HUDSON TABAJARA CAMILLI, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA, TENENTE-CORONEL PM SIDNEY CÂMERA ALVES. Notamos as presenças dos coronéis da reserva: JOSIAS e TURESSI. Com a chegada do Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, inicia-se a solenidade. Está ao seu lado o CORONEL PM NEVORAL ALVES SUCHERONI, SubPrefeito da SÉ.
Sob a presidência do Cmt do CPC, CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA, dá-se a passagem de comando. Após a fala do novo Comandante, e do Cmt Geral, há o desfile da tropa. Inaugura-se, durante o coquetel, o quadro do retrato do CORONEL PM CERQUEIRA, na Galeria dos Comandantes. Essa confraternização é muito animada. Além das pessoas citadas estão conosco os líderes comunitários da área centro. O SubCmt PM CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES também se faz presente.   
Por volta das 18:30 horas estou retornando ao MMDC. Aguardo algum tempo até que melhore as condições de trânsito para retornar para casa.

O seqüestro do ônibus PRAÇA 15 – BAIXADA FLUMINENSE causou pânico no centro do RIO e rendeu cenas cinematográficas, com o encerramento quase na frente da prefeitura. Duas mulheres que estavam entre as reféns foram baleadas – uma delas está internada em estado grave. Ainda durante as negociações com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), os bandidos permitiram que as mulheres fossem retiradas do ônibus. Elas seguiram em ambulâncias para o Hospital Municipal SOUZA AGUIAR, também no centro. Uma delas foi atingida no tórax e submetida a uma cirurgia nesta noite. A outra vítima teria sido atingida nas nádegas, mas seu estado de saúde era estável. Um motorista que passava pelo local também foi atendido no SOUZA AGUIAR com um tiro de raspão no pescoço – e não corre perigo. Ele foi baleado quando não atendeu ao sinal de um dos bandidos que conseguiram fugir. Os outros dois feridos teriam sido agredidos no interior do ônibus. “Todo mundo entrou em pânico. Durante o tiroteio o trânsito não andava e a gente só via as pessoas saindo correndo”, relatou o estudante JEFFERSON GONÇALVES, de 21 anos, aluno da Universidade ESTÁCIO DE SÁ. Ele estava na porta da faculdade quando viu os assaltantes agindo no interior do ônibus da Viação JUREMA. GONÇALVES viu os bandidos agredindo um passageiro com coronhadas. E acompanhou quando os ladrões conseguiram desvencilhar-se do policial que havia entrado no veículo. “Eles obrigaram um passageiro a dirigir e fugiram. Tentaram mudar para a pista central e bateram no carro da polícia nessa manobra.” Na perseguição, contam as testemunhas, os bandidos conseguiram furar um cerco de policiais e arrastaram pelo menos duas viaturas. Só pararam por causa dos pneus furados. E foi feito o cerco.
Ao perceber a gravidade do incidente, o Comandante Geral da Polícia Militar do RIO, CORONEL PM MÁRIO SÉRGIO DUARTE, foi ao local acompanhar a negociação. Às 21:30 horas, ele anunciou a rendição dos bandidos e elogiou a ação dos negociadores do BOPE. “Houve feridos, mas o resultado foi satisfatório, se considerarmos que conseguimos resgatar todas as pessoas e os criminosos se entregaram”, afirmou o coronel.
Muitos motoristas abandonaram carros em pânico no centro do RIO. Um deles foi até usado por policiais para perseguir o bandido que fugiu no início da ação com um dos reféns. Ele saltou do ônibus ainda na altura da Universidade ESTÁCIO DE SÁ e baleou um motorista que tentou dominar. O bandido ainda teve sucesso ao abordar um casal em uma ZAFIRA, que foi obrigado a levar o bandido até as proximidades da Favela de MANGUINHOS – para onde conseguiu escapar da perseguição feita por policiais que usavam um FIESTA abandonado. “Vimos um rapaz tentando fugir atravessando a avenida na frente dos carros. Quando viu a gente atrás dele, começou a atirar em nossa direção, mas meio a esmo. Aí foi um pânico, os motoristas saíram dos carros tentando se proteger”, contou um dos policiais, que se identificou apenas como SARGENTO TENÓRIO.  
O seqüestro de hoje fez o carioca reviver o pesadelo do ônibus 174, que parou a cidade em junho de 2000 e terminou com a morte de uma refém e do seqüestrador. Hoje, as negociações conduzidas pelo Comandante do BOPE, WILLIAM RENÉ, conseguiram a libertação dos reféns em uma hora. O seqüestro ocorrido há 11 anos terminou tragicamente, após 4:15 horas. Em 12 de junho de 2000, o ex-menino de rua SANDRO DO NASCIMENTO, então com 21 anos, anunciou um assalto por volta das 14:30 horas e, sob a mira de um revólver 38, manteve dez pessoas reféns no coletivo que fazia a linha GÁVEA-CENTRAL DO BRASIL, na Rua JARDIM BOTÂNICO, no bairro do mesmo nome, coração da zona sul do RIO. Com o ônibus cercado, SANDRO passou a usar as câmeras de TV que transmitiam ao vivo o seqüestro durante a tarde para fazer ameaças performáticas, pondo a cabeça para fora do veículo com a arma em punho e mandando uma refém escrever com batom frases de terror nos vidros. Depois de uma longa negociação e com quase todos os reféns libertados, por volta das 18:45 horas, SANDRO desceu do ônibus levando consigo a professora GEISA FIRMO GONÇALVES, de 20 anos. Nessa hora, um policial do BOPE se aproximou e atirou quase à queima-roupa, com arma de grosso calibre. O disparo do policial, que tinha como alvo o assaltante, matou a professora. SANDRO DO NASCIMENTO foi rendido e morto minutos depois no carro da PM. Em 1992, ele havia sobrevivido à chacina da IGREJA DA CANDELÁRIA, que matou oito meninos de rua no centro do RIO em ação atribuída a policiais. Depois da tragédia de 2000, a linha 174 foi rebatizada para 158. Em 2002, o episódio foi tema de um premiado documentário – ÔNIBUS 174 – primeiro longa metragem do diretor JOSÉ PADILHA, que depois dirigiu TROPA DE ELITE. Em 2008, o mesmo seqüestro ganhou outra releitura de ficção no cinema – ÚLTIMA PARADA 174 -, de BRUNO BARRETO.

“Olha para mim”, gritou um assaltante para um dos clientes do FRAGA´S, no MORUMBI, zona sul de SÃO PAULO, antes de golpeá-lo com o cabo do revólver. A agressão aconteceu ontem durante o sétimo arrastão a restaurantes na região neste ano, segundo a Polícia Civil. Os três ladrões recolheram dinheiro, notebooks, relógios, cartões e passaportes de dois turistas alemães. Fugiram e, até hoje, a polícia tentava confirmar a identidade de um dos acusados.

Nove operários morreram nesta manhã em SALVADOR quando o elevador de serviço onde estavam, na construção do Edifício EMPRESARIAL PAULO VI, despencou 65 metros. A obra é da construtora SEGURA e fica no bairro CAMINHO DAS ÁRVORES, região nobre da capital baiana. Os trabalhadores – três carpinteiros, dois armadores, dois pedreiros e dois ajudantes – iam para a última laje já construída, no 28º andar dos 33 previstos, para começar o trabalho, às 7:30 horas. Pouco depois do 20º andar, o elevador que os levava se soltou da estrutura instalada do lado externo e despencou. Era a terceira vez que o equipamento era usado no dia. Ocupantes da cabine morreram na hora.

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante hoje, acusado de homicídio por ter atirado uma criança de 1 ano e 10 meses no chão. EDNALDO INÁCIO SOARES é tio-avô de ÁGATA, e, segundo familiares, tem histórico de violência e toma remédios controlados. EDNALDO mora na Favela da PAZ, no LIMÃO, zona norte da capital, com a irmã, GEDALVA, avó da menina. Ele a ajuda em uma pequena venda. A menina dormia e a avó varria o quintal quando EDNALDO teria jogado ÁGATA no chão. “Ele diz que a garota chorava muito e estava perturbando, mas não lembra de nada depois de ter pego a menina no colo”, diz a delegada KARLA REGINA TEIXEIRA, do 20º Distrito Policial, da ÁGUA FRIA. “Mas a avó garante que ÁGATA estava dormindo e, quando ela entrou no quarto, viu o irmão ao lado do corpo ensangüentado.” A menina chegou a ser levada ao Hospital CACHOEIRINHA, onde deu entrada às 10:30 horas, mas teve traumatismo craniano e não resistiu. Na porta da delegacia, o manobrista TIAGO CAMILO, pai da criança, chorava muito. “Domingo é dia dos pais. Que presente é esse? Minha filha era tão amorosa”, dizia. A mãe da menina, CRISTIANE, passou mal e não foi depor. SÉRGIO INÁCIO, tio de ÁGATA, relata que EDNALDO “sempre foi agressivo e arrumava confusão”.

A OPERAÇÃO VOUCHER da Polícia Federal prendeu até a noite de hoje 35 pessoas vinculadas a um suposto esquema de corrupção no Ministério do Turismo, entre elas o seu secretário executivo, FREDERICO SILVA DA COSTA, o funcionário mais importante abaixo do ministro. A ação policial aumentou a crise entre PT e PMDB dentro do governo. A pasta do Turismo é comandada pelo PMDB, mas o contrato investigado pela PF foi celebrado na gestão do PT, em 2009. A investigação apontou fraudes e desvios de recurso em um convênio de 4,4 milhões de reais do Ministério do Turismo com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (IBRASI) para a capacitação profissional do AMAPÁ. Além desse convênio, há outros dois que somam 12 milhões de reais.

JOSÉ SALDANHA MENEZES SOBRINHO, mais conhecido como ZÉ SALDANHA, era um ícone artístico do RIO GRANDE DO NORTE. O poeta cordelista nasceu na fazenda PIATÓ, no município de SANTANA DOS PATOS, no interior do Estado potiguar em 1918. Publicou mais de 200 livretos de cordel, livros em prosa e quase mil folhetos com a arte da rima. Aos 17 anos, seu primeiro trabalho foi impresso e distribuído, o folheto “O PREÇO DO ALGODÃO E O ORGULHO DO POVO”, de 1935. ZÉ SALDANHA criou, em 1975, a AEPP (Associação Estadual dos Poetas Populares do RIO GRANDE DO NORTE), agregando repentistas, emboladores de coco, aboiadores, glosadores e poetas de cordel, entre outros artistas. Também participou da fundação, em 1993, da Sociedade Brasileira dos Estudos do Cangaço, junto a outros amigos. A paixão pelo cordel e pela vida o acompanhou até os últimos dias. De acordo com familiares, ele produziu até um dia antes de ser hospitalizado e ainda se exercitava diariamente. Gostava de caminhar todos os dias pela manhã. Aos 93 anos, estava animado e planejando como seria a festa de comemoração do seu cententário. ZÉ SALDANHA estava internado desde 10 de julho no Hospital SÃO LUCAS, em NATAL, para realizar uma cirurgia no intestino. Houve uma infecção e ele não resistiu. A cultura popular ficou mais triste com sua morte. No velório, a família levou várias cópias de suas poesias, que ficaram expostas como forma de homenagem. Será enterrado no Cemitério VALE DA PAZ. Era viúvo, deixa seis filhos, 27 netos e nove bisnetos.

ARNALDO JOSÉ PACÍFICO nasceu em 1932 e viveu em SÃO PAULO. Após se formar em Direito pela Universidade de SÃO PAULO, em 1957, abriu um escritório de advocacia e passou a se especializar na área da família. Apegado aos filhos, genros e netos, ele viajava pelo menos uma vez ao ano com todos eles. Em maio deste ano fez uma cirurgia no coração e ficou internado desde então. Morreu hoje, aos 79 anos, de falência múltipla dos órgãos. Deixa a mulher LÍCIA, cinco filhos e 12 netos.

Morreu hoje, de falência múltipla de órgãos, a paciente que emocionou funcionários do Hospital das Clínicas de RIBEIRÃO PRETO há nove dias, quando se casou dentro do hospital. Ela era portadora de uma doença neurológica degenerativa. ROSYCLER NEVES NOGUEIRA, de 61 anos, vivia há 25 anos com LUIZ ANTÔNIO DE SOUZA NOGUEIRA, 18 anos mais novo que ela. Portadora de hepatite, ela contraiu neuromielite ótica, uma doença que atinge o cérebro e a coluna. Em 2006,l começou a apresentar graves problemas de saúde – e, desde então, ficou paraplégica e dependia de um aparelho para respirar. LUIZ ANTÔNIO prometeu que se casaria com ROSYCLER caso ela saísse da UTI, o que ocorreu no mês passado. ROSYCLER casou-se com LUIZ ANTÔNIO no refeitório do hospital, vestida de noiva e em uma cadeira de rodas. De acordo com ADRIANA CAPELOSSI, filha de ROSYCLER, a mãe estava muito feliz nos últimos dias. “Ela mostrava a aliança a todos que entravam no quarto.” 

A GRÃ-BRETANHA viveu hoje a sua quarta noite de saques, incêndios e choques entre a polícia e jovens moradores da periferia. Em metrópoles como BIRMINGHAM e MANCHESTER, os distúrbios – que causaram a morte de uma pessoa – voltaram a ocorrer, enquanto em LONDRES o governo mobilizou 16 mil policiais. Criticado por sua apatia, o primeiro-ministro DAVID CAMERON interrompeu suas férias na TOSCANA e convocou o Parlamento. Os primeiros focos de violência nesta noite ocorreram em cidades da periferia de BIRMINGHAM e de MANCHESTER. Por volta das 20 horas, os ataques promovidos pelos jovens contra lojas e veículos ganharam amplitude. Desde o sábado, 685 pessoas foram presas e 111 policiais foram feridos nos confrontos. Hoje de madrugada, em CROYDON, ao sul de LONDRES, um jovem de 26 anos foi encontrado baleado em um veículo e morreu a caminho do hospital. Reunidos em brigadas, moradores das regiões atingidas foram às ruas armados de vassouras, baldes e sacos de lixo para “limpar a bagunça” e retomar a vida normal. O movimento foi organizado via TWITTER. Em questão de horas, mais de 65 mil pessoas passaram a acompanhar a mobilização.

Em uma das ações mais importantes no campo diplomático desde o início dos levantes na SÍRIA, a TURQUIA, considerada uma aliada vital de DAMASCO, deu uma última chance hoje para que o regime de BASHAR ASSAD interrompa imediatamente a violenta repressão aos opositores. Uma missão composta por BRASIL, ÍNDIA e ÁFRICA DO SUL (membros do chamado IBAS) também tentará convencer o regime a conter a violência contra os manifestantes em encontro com autoridades sírias amanhã em DAMASCO. A tentativa de diálogo contrasta com a atitude dos países árabes do Conselho de Cooperação do Golfo, que determinaram a retirada de seus embaixadores, elevando o isolamento sírio. Os EUA e países da UNIÃO EUROPÉIA devem voltar a pressionar por uma resolução no Conselho de Segurança amanhã após o secretário-geral da ONU, BAN KIMOON, apresentar um relatório endurecendo o tom contra o regime de DAMASCO no órgão decisório máximo das NAÇÕES UNIDAS. Ao mesmo tempo, mais sanções unilaterais, incluindo a área petrolífera, considerada estratégica para a SÍRIA, devem ser adotadas por europeus e americanos.       

O governo da LÍBIA acusou hoje a OTAN de ter matado 85 civis em um ataque aéreo contra o vilarejo de MAJAR, uma área rural a leste da capital TRÍPOLI. Segundo o representante do regime do ditador MUAMAR KADAFI, entre as vítimas estão 33 crianças. A aliança atlântica admitiu a operação, mas disse ter atingido alvos militares. Um representante do governo levou jornalistas para uma visita ao hospital de ZLITAN,l cidade perto de MAJAR, que atendeu parte dos feridos. “Os bombardeios não fazem distinção entre soldados, crianças ou idosos”, disse o médico ABDULKADER AL-HAWALI. A emissora estatal de TV anunciou luto oficial de três dias. “Não há indícios de que civis tenham sido feridos no ataque!, declarou o porta-voz da OTAN, CORONEL ROLAND LAVOIE. “Mortes entre militares líbios e mercenários são muito prováveis em razão da natureza da missão”, afirmou. A OTAN também informou que realizou 54 ataques aéreos na LÍBIA na segunda-feira, dia 8 de agosto. Entre os alvos listados estavam veículos militares, lançadores de foguetes, depósitos de munições e um navio da Marinha líbia ancorado no Porto de TRÍPOLI. A ofensiva militar na LÍBIA, que começou em março, já teve dois episódios, confirmados pela OTAN, de ataques a civis por engano. No pior deles, em junho, 9 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando aviões bombardearam prédios em uma área residencial da capital. A UNIAO EUROPÉIA informou hoje que ampliará a lista de sanções a empresas, indivíduos e órgãos governamentais da LÍBIA. O Ministério das Relações Exteriores da FRANÇA divulgou um comunicado sobre a medida, que deverá ser aprovada amanhã. O texto diz que a companhia de petróleo AL-SHARARA e a Organização para Assuntos Administrativos do governo de TRÍPOLI serão incluídas na “lista negra” da EU, aumentando o número para 49. As sanções incluem restrição às viagens de indivíduos ligados às entidades e a possibilidade de congelamento de fundos em bancos europeus.
O Conselho Nacional de Transição formado pelos rebeldes líbios anunciou ontem mudanças na cúpula. O comitê executivo foi deposto e será reformulado. A medida, bem recebida pelos EUA, foi tomada por causa do assassinato, em julho, do ex-comandante rebelde ABDEL-FATAH YOUNIS, acusado de traição.  

2 012       :      -       QUINTA-FEIRA
O Diretor do MUSEU DA POLÍCIA MILITAR, CORONEL PM JOSÉ AUGUSTO FONTES RICO, tem a honra de convidar V.Sª e Excelentíssima Família para a solenidade comemorativa do 54º Aniversário do MUSEU DA POLÍCIA MILITAR.
Chego bem antes do horário em que vai se iniciar a solenidade de aniversário do Museu. Vejo painéis de trabalho de pessoas que se dedicam à arte da fotografia, como o PM ALMEIDA e sua senhora. Eles aprontaram um calendário para o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que o irá autografar mais tarde. ALMEIDA se dedicou na PM ao trabalho de fotógrafo, a anos a fio. Sua coleção é histórica, muito interessante e valiosíssima. Um outro PM e sua família se dedica à poesia. Já elaborou várias delas para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Como cheguei cedo, tenho tempo suficiente para ver tudo isso.
Aos poucos vão chegando os convidados: AMADO RÚBIO, nosso atual Comandante do Exército Constitucionalista, CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, CORONEL PM NELSON SCHIAVONE, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA (atual Diretor de Ensino e Cultura, que representa o Cmt Geral), CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, CORONEL PM JOSIAS, CORONEL PM MANUEL ABISSI NOGUEIRA, CORONEL PM IVAN, TENENTE-CORONEL PM OSVALDO PALÓPITO, YURI (parente do GENERAL MIGUEL COSTA, vestido a caráter, com farda de 32), Doutora MARCIA REGINA UNGARETI (Chefe de Gabinete do Secretário da Segurança Pública), MAESTRO BACCARELLI, Doutor GIOVANNI, TENENTE-CORONEL PM LÚCIO, TENENTE-CORONEL PM DIMITRIOS, TENENTE PM JOSÉ VICENTE DA CONCEIÇÃO (atual Presidente da COOPMIL), dona THEREZINHA, MARCELO FRANÇA e muitas outras pessoas. Vemos no Salão de Festas da Capelania Militar uma oficial trajada com farda de 1932, bem como uma meia dúzia de outras pessoas vestidas com indumentária daquela época.
A maior autoridade presente é o GENERAL DE DIVISÃO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPO, Chefe da 2ª Região Militar. Vai presidir a mesa de trabalhos onde estão: CORONEL PM JOSÉ AUGUSTO FONTES RICO, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, DOUTORA MÁRCIA REGINA UNGARETI.
CORONEL PM RICO discorre sobre o Museu Militar da PM, citando fatos históricos interessantes, entremeado com a sua própria vida profissional. EDILBERTO, ARRUDA também tecem seus comentários sobre a importância dos museus e da vida história da nossa corporação. PADRE PALÓPITO canta o Hino à NOSSA SENHORA APARECIDA e são homenageadas dona CAROLINA RAMALHO e Doutora MÁRCIA REGINA.
Os 54 anos do Museu Militar são comemorados num clima de muita amizade e de total descontração. Um bolo vem coroar a cerimônia de aniversário. Ficamos até tarde nesse local. AMADO RÚBIO acompanha-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Nesta tarde recebo um telefonema do SILVIO, nosso associado, que demonstra vontade de montar um núcleo de correspondência em SANTO ANDRÉ. Ele irá se entender com o Professor BIAJONE nesse sentido. Os núcleos de correspondência estão indo bem, mas o de ITAPIRA está desativado porque o presidente ERIC não se filiou ao MMDC. Não é possível aceitar um núcleo cuja autoridade não pertence aos quadros da Sociedade. Outros dois núcleos: ITAPEVA e ITARARÉ também estão em situação idêntica. Ficarão fora do ar enquanto seus presidentes não estejam de acordo com os nossos estatutos. O Professor BIAJONE cuidará dessa parte. O GILBERTO, que trabalhava na TV MUNDI e me entrevistara na série RETRATOS DA HISTÓRIA, vem me trazer um DVD sobre a entrevista que dei à TV MUNDI em julho. Ele se filia ao MMDC. Pretende nos ajudar.
Por telefone, acerto a nossa ida até SOROCABA amanhã. O TENENTE PM NATANAEL virá me buscar por volta das 17 horas.
Já em casa, recebo uma mensagem do Professor BIAJONE:
EM FRENTE MEU CORONEL!
Prof.JBiajone
CARISSIMO CEL VENTURA
nosso presidente nosso pai e nosso amigo
Estamos eu e mais um punhado de vossos REALMENTE dedicados filhos (EGYDIO, GUILHERME, MARIA HELENA, ROVINA e VITOR) compromissados em fazer sobreviver a nossa Sociedade a todo custo no que nos compete a organização NC.
Tenha a certeza de que a dissolução dos BLOGs é a única saida e medida para enfrentar recalcitrantes do calibre de ERIC (cujos momentos de crise e tergiversação bem MARINEI sabe) e, infeliz e tristemente para mim, ZE ROQUE (que como posteriormente descobri por MARINEI havia faltado com a verdade para mim dizendo que a inscrição e o pagamento haviam sido feito - isto em Maio - quando na verdade MARINEI verificou que até HOJE nada foi feito)
E detalhe: essas pessoas NÃO respondem aos meus repetidos emails. .........DESCONTROLADA E LOUCAMENTE para toda e qualquer solicitação nossa (e isso inclui a de EGYDIO que tem segurado esse rojão comigo de forma exemplar).
Assim sendo, serão expelidos da organização NC e se quiserem voltar a presidir NC, eu só aceitarei de volta com a VOSSA AUTORIZAÇÃO, ao contrário, que façam como SERGIO (http://www.ultimatrincheira.com.br/), fundem um grupo de estudos independente de nós e que façam suas pesquisas para o engrandecimento de nossos paulistas.
MEU CORONEL sustentemos o fogo que a VICTÓRIA será nossa!
Veja o samba de CRIOLO DOIDO que nosso amigo FELIPE NERI esta fazendo por causa de ir a uma fila de banco para pagar a anuidade da sociedade... para cumprir com uma obrigação básica... e ele VAI RODAR se não cumprir com o que lhe é prescrito.
Amanha cedo entro em contato com MARINEI para saber quem regularizou a sua situação. Me parece que até o presente momento só o FELIPE NERI assim o fez e só depois de muito SAMBA que MARINEI e EGYDIO bem sabem como tem sido.
Enorme abraço e não se preocupe. O senhor não está jogado. Além disso, cairão alguns, mas se levantarão muitos outros.
BIAJONE
Agosto 8, 2012

De: Mario Ventura
Assunto: Re: INFORME DO CEL VENTURA A TODOS OS NCs
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Quarta-feira, 8 de Agosto de 2012, 7:34
CARO BIAJONE
A MARINEI está devidamente instruída de como proceder em diferentes situações. Alertar os núcleos de que a idéia da Sociedade é simplesmente por ordem na casa, onde os associados (ou pretensos associados) "esquecem" de seus compromissos ou procuram agir de forma individual, sem pensar que somos uma família e que o pai fica jogado para um compartimento esquecido. Com isso quem perde é o TODO e as nossas finalidades ficam "quebradas". Há sérios atritos na Sociedade e se procura melhorar o padrão de qualidade de nosso desempenho. 

Era o grande teste para mostrar que o SÃO PAULO não era mais aquela equipe instável, mas o TRICOLOR falhou e foi derrotado pelo FLUMINENSE por 2 a 1 em SÃO JANUÁRIO. Com isso, fica mais longe da briga pelas primeiras colocações. Outros resultados: PONTE PRETA 0 x GRÊMIO 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x CORITIBA 0. 

Foram pelo menos 55 anos dedicados à música. A maior parte desse tempo JOSE CONCEIÇÃO SILVA era, para a grande maioria da platéia, mais um músico que se apresentava com algum grande artista. Mas ZÉ DA CONCEIÇÃO, como era conhecido pelos amigos, foi muito mais do que isso. Entre outros, ele trabalhou com astros da PMB do quilate de ELIS REGINA, NELSON GONÇALVES, ANGELA MARIA, FLORA PURIN, ZIMBO TRIO, NARA LEÃO e ELZA SOARES. Essa última não escondia a admiração pelo músico. “Quando ela viu aquele menino tocando, ficou louca”, afirma MARIA, mulher de ZÉ DA CONCEIÇÃO, sobre o encontro do marido com a cantora. O violonista tinha só 14 anos quando esse episódio aconteceu. Ele se apaixonou pela música aos 5 anos, quando ganhou um cavaquinho na pequena CAMPINA VERDE, em MINAS GERAIS. Em seguida, aprendeu a tocar violão e fez do instrumento o seu grande companheiro. “O ZÉ DA CONCEIÇAO foi um dos grandes músicos brasileiros. Ele enriqueceu a música por um bom período, pois sempre foi muito disciplinado musicalmente”, diz a cantora BIA MESTRINÉR, que trabalhou durante muitos anos com o músico quando ele veio para SÃO PAULO. Ela coordenou a campanha de arrecadação na Internet para ajudar ZÉ DA CONCEIÇÃO a pagar remédios e fisioterapeuta por conta de dores crônicas na coluna que o deixaram, no último ano, de cama e longe do violão. Após percorrer o BRASIL e o mundo na parte de trás do palco, ZE DA CONCEIÇÃO decidiu encarar os fãs de frente. Em apresentações solo, fazia questão de colocar seu estilo em músicas que um dia sonhou em compor. “ATE UM DIA”, de JOÃO DONATO; “ATRÁS DA PORTA”, de CHICO BUARQUE; “CANÇÃO DA AMÉRICA”, de MILTON NASCIMENTO; “A VOLTA DO BOÊMIO”, de ADELINO MOREIRA; e “MANHÃ DE CARNAVAL”, de LUÍS BONFÁ, eram as suas preferidas. Também gravou discos solo, entre eles o “TRIBUTO A DILERMANDO REIS”. No início da década de 1990, ZÉ DA CONCEIÇÃO se mudou para o interior de SÃO PAULO. Primeiro para ARARAQUARA e, depois, para RIBEIRÃO PRETO, onde tocava na noite e coordenava, até ficar doente, um projeto musical na Secretaria Municipal de Cultura. ZÉ DA CONCEIÇÃO morreu aos 69 anos em RIBEIRÃO PRETO, nesta quinta-feira. Ele deixa a mulher, dois filhos e uma neta. Nasceu em 1943.   

O delegado MARLON MEIRA DOS SANTOS, de 42 nos, que trabalha no 3º Distrito Policial de DIADEMA, foi atingido por três tiros hoje após ser vítima do crime conhecido como saidinha de banco em MOEMA, zona sul. Ele passa bem. Foi o segundo delegado baleado em menos de uma semana em SÃO PAULO. No sábado, PAULO PEREIRA DE PAULA, de 49 anos, foi morto em suposta tentativa de assalto na MARGINAL DO TIETÊ, próximo à PONTE DO LIMÃO. PEREIRA DE PAULA era da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de GUARULHOS. Uma das hipóteses avaliadas é que ele tenha sido executado por uma quadrilha. 
 
USAIN BOLT conseguiu o que sempre ambicionou em seus quase 26 anos de vida: tornou-se uma lenda. O jamaicano é o único atleta do mundo a ter vencido duas vezes consecutivas os 100 m e os 200 m nos JOGOS OLÍMPICOS. Depois do título da prova mais rápida do atletismo conquistado no domingo, o velocista entrou hoje na pista do Estádio Olímpico de LONDRES e mostrou novamente que não tem rivais à altura.  

Os rebeldes sírios admitiram ter perdido o controle do bairro de SALAHEDDINE, região de ALEPO tomada há três semanas pelas forças que tentam derrubar o ditador ASSAD. No mesmo dia, o presidente sírio nomeou seu novo primeiro-ministro. Os bombardeios das forças leais a ASSAD continuavam hoje em ALEPO. O Exército Sírio Livre confirmou que deixou SALAHEDDINE, que servia de base estratégica aos insurgentes na segunda maior cidade do país. Os rebeldes ainda controlam outros bairros de ALEPO. Diversos locais que abrigam insurgentes no leste da cidade foram também bombardeados pelas forças oficiais hoje. ASSAD nomeou  primeiro-ministro WAEL AL-HALKI, um sunita, como a maioria dos opositores do ditador, da Província de DERAA, região do sul onde o levante sírio começou, há 17 meses. HIJAB, seu antecessor, ficou apenas dois meses no cargo e chegou na quarta-feira à JORDÂNIA. O chanceler iraniano, ALI AKBAR SALEHI, pediu hoje em TEERÃ negociações “sérias e inclusivas” entre o governo da SÍRIA e os rebeldes – em encontro entre 28 paises para discutir a crise em DAMASCO. A reunião, no entanto, não conta com a presença de nações ocidentais e vários vizinhos do ORIENTE MÉDIO. A maioria dos países que participam do encontro mandou apenas embaixadores.

09 de agosto de 2013      :     -     SEXTA-FEIRA
Ontem, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES pediu-me a REVISTA “O XV” do ano em que saímos aspirantes – 1963. Também quer saber a nossa colocação quando saímos da ESCOLA DE OFICIAIS e as datas das promoções a CORONEL PM. Isso vai me levar quase que toda a manhã à procura da revista e das anotações que fiz naquele ano. Assim é que revejo, com certa nostalgia, que em 7 de setembro de 1963 fomos declarados ASPIRANTES A OFICIAL. O primeiro colocado foi NILSON GIRALDI; em segundo lugar, JOSÉ CARLOS BORINI SOARES; em 3º, MARIO FONSECA VENTURA; em 4º lugar, ALBINO CARLOS PAZELLI; em quinto, MARIO FAUSTO RODRIGUES PINHO; em sexto, ARLINDO DE MOURA; em sétimo, ANTONIO CARLOS MENDES; em oitavo, UBIRAJARA GUIMARÃES; em nono, AMÉRICO VICTOR SALVATO; em décimo, ELYSEU GUILHERME SALGADO RONHA; em décimo-primeiro, MARCO RÉGIS RAGHIANTTI CORDEIRO; em décimo-segundo, DALMIRO GOMES; em décimo-terceiro, ALUÍZIO SILVEIRA CARVALHO PEREIRA; em décimo-quarto, NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI e em décimo-quinto, LUÍS ANTONIO ARAÚJO ROCHA.
Com o decorrer do tempo, essas posições foram invertidas com as promoções decorrentes. Assim é que em 15 de dezembro de 1982 foram promovidos a TENENTE-CORONEL PM: AMÉRICO VICTOR SALVATO e ANTÔNIO CARLOS MENDES. PAZELLI, PINHO, ROCHA e DALMIRO promovidos a TENENTE-CORONEL PM em 24 de maio de 1984; o ALUIZIO foi promovido a esse posto em 24 de agosto de 1984 e VENTURA, RÉGIS e LUÍS ANTONIO em 24 de maio de 1985. Ao posto de CORONEL PM foram promovidos em 10 de março de 1988: AMÉRICO, MENDES, PINHO e ROCHA; VENTURA e DALMIRO em 12 de março de 1988. Nossos colegas foram promovidos a CORONEL PM em datas posteriores.
Somente depois das 9 horas é que me sobra tempo para atualizar o dia 9 de agosto, a fim de imprimir mais tarde as páginas que irei colocar em livro correspondente a essa data, bem como lançá-la em meu blog.

Ao chegar à Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, nosso secretário. Ele se encontra de férias. Conversamos sobre os últimos acontecimentos na Polícia Militar e a troca de algumas cadeiras. MARINEI diz que passou pela Sociedade o senhor JÚLIO CÉSAR FACHINI, de MARÍLIA, que tem idéias brilhantes para a divulgação do Movimento Constitucionalista em sua cidade. Ele pertence à LOJA MAÇÔNICA ACÁCIA MARILENSE. Passam pelo MMDC o WILLIAM MASCARENHAS e AMADO RÚBIO. Eles são assíduos freqüentadores do MMDC. Também recebo a visita do CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Ele quer que eu faça companhia à uma ida até a Empresa Oficial do Estado, na semana que vem. Trata-se da publicação de seu livro sobre os cem nos da aviação no BRASIL.

O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, lançou hoje uma comissão externa composta por diversos órgãos representativos da sociedade civil, para iniciar uma investigação paralela nos contratos do Metrô e da CPTM. As denúncias analisadas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal, acusam o governo estadual de ter dado aval para a formação de um cartel em licitações de trens para duas empresas. O CADE fez um acordo de cooperação com a multinacional alemã SIEMENS, que teria feito parte do esquema de corrupção. A empresa está repassando informações às autoridades brasileiras. O objetivo inicial do comitê, batizado de MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA, é apurar 16 licitações e 31 contratos.

O Secretário da Segurança Pública de São Paulo, FERNANDO GRELLA VIEIRA, disse hoje, durante entrevista coletiva no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, que nenhuma linha de investigação sobre a morte da família PESSEGHINI está excluída. Até agora, a principal suspeita recai sobre o filho do casal, MARCELO EDUARDO BOVO PESSEGHINI, de 13 anos. Segundo essa versão, o garoto matou o pai, o SARGENTO PM LUÍS MARCELO PESSEGHINI, da ROTA, de 40 anos; a mãe, a CABO PM ANDREIA PESSEGHINI, de 36, a avó, BENEDITA BOVO, 65 e a tia-avó BERNADETE SILVA, de 55 anos, e depois se suicidou. Todos foram mortos dentro da casa da família na última segunda-feira, dia 5, na BRASILÂNDIA.
Segundo GRELLA, as investigações conduzidas pelo DHPP estão no caminho “corretíssimo”. “Está havendo um trabalho conjunto do DHPP com a Corregedoria da Polícia Militar. Todos os dados e informações estão sendo checados, nenhuma linha de investigação está sendo excluída”, afirmou. Hoje, o muro e o portão da casa onde morava a família PESSEGHINI amanheceram pichados. A frase legível no portão pedia: “Que a verdade seja dita”. O Comandante da PMESP, CORONEL BENEDITO ROBERTO MEIRA disse que o corpo do menino, quando foi encontrado, não tinha manchas características de quem morreu há mais de seis horas. Já as outras quatro vítimas tinham. A constatação, no entendimento de MEIRA, reforça a tese de que o adolescente matou a família, passou algumas horas no carro da mãe, foi à escola, voltou para casa e então se suicidou.

O PM WESLLEY FERNANDO PARRON, de 24 anos, foi perseguido e morto por ladrões ontem à noite no JARDIM SOUZA, na zona sul. O PM estava fora do horário de serviço no momento do crime. Nenhum suspeito foi preso. PARRON trafegava em sua moto com a mulher, CINTIA DA COSTA, de 20 anos, quando percebeu que era perseguido por três homens em duas motocicletas, na Rua MANUEL DO COUTO ALMEIDA. Ele, então, com medo, deixou a mulher em uma padaria e, quando os motoqueiros passaram pelo local, seguiu atrás dos suspeitos. O casal tinha mudado havia uma semana e, como a casa ainda estava bagunçada, eles decidiram passar a noite com a sogra. Ainda na padaria, a mulher ouviu ao menos três disparos. “Quando eu cheguei, ele estava no chão, caído”, lembrou CINTIA. PARRON chegou a ser levado ao Hospital B´BOI MIRIM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no centro médico.

O sub-chefe da Guarda Municipal de MAIRINQUE, LAÉRCIO DE SOUSA LANES, e a mulher dele, LINDALVA PRADO LANES, foram mortos hoje durante um assalto na residência da família, no bairro JARDIM VITÓRIA. O filho do casal, de 10 anos, foi baleado e levado para o hospital em SOROCABA. O carro da família foi levado. Ninguém foi preso até agora.

Manifestantes ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores do RIO, hoje de manhã e, continuavam no prédio até à noite. Eles protestavam contra a escolha do vereador CHIQUINHO BRAZÃO para ser presidente da CPI DOS ÔNIBUS, instalada horas antes. A sessão foi encerrada pouco antes das 10 horas. Revoltadas, cerca de cem pessoas forçaram a entrada e se dirigiram ao gabinete do presidente da Câmara, JORGE FELIPPE, aos gritos de “BRAZÃO LADRÃO”. A sala do parlamentar foi pichada. Um grupo de parlamentares, entre eles FELIPPE, BRAZÃO e o relator da CPI, PROFESSOR UÓSTON, todos do PMDB, chegou a ficar mais de duas horas sitiados dentro da sala do presidente, mas conseguiu driblar os manifestantes saindo por um acesso interno pouco usado pelo legislativo, que dá acesso a outro andar da Casa. Policiais do Batalhão de Choque entraram no gabinete, mas o único que conseguiu sair escoltado com pelo menos quatro seguranças foi o vereador JORGINHO da S.O.S. do PMDB, que também integra a CPI. JORGINHO foi xingado pelos manifestantes.

Autoridades do VIETNÃ encontraram um homem e seu filho que estavam desaparecidos havia 40 anos. HO VAN THANH, hoje com 82 anos, sumiu durante a GUERRA DO VIETNÃ com seu filho bebê, HO VAN LANG, atualmente com 41 anos. A notícia foi divulgada na quinta-feira pelas autoridades do país. A fuga para a selva aconteceu em 1971, depois que uma explosão atingiu a casa em que THANH morava com a família em uma aldeia. Sua mulher e seus outros dois filhos morreram. Uma das hipóteses é que o homem entrou em estado de choque e por isso buscou refúgio na floresta. Segundo o jornal britânico “THE TELEGRAPH”, o filho que sobreviveu, HO VAN THANH, foi criado por familiares e encontrou o pai e o irmão há 20 anos, mas não conseguiu convencê-los a voltar para a cidade. O filho teria voltado ao local outras vezes com outras pessoas para fazê-los mudar de idéia, mas os dois fugiam ao perceber a aproximação. Ontem, pai e filho foram encontrados por um grupo de pessoas que explorava a floresta no distrito de TAY TRA, na província de QUANG NGAI, centro de VIETNÃ.                      

2 014     :     -     SÁBADO
Um sábado que não desejo nem para os meus inimigos. Agravou-se a crise estomacal que me atacou nesta semana. Pela manhã sinto-me desanimado e somente vou melhorar depois de medicado. Ajuda-me a LUCINDA e a MARLENE que me ajudam no restabelecimento, que está difícil. No computador, embora tenha uma certa apatia, cuido da atualização das minhas memórias e o recebimento das mensagens:
No próximo dia 19 de agosto, às 19 horas, teremos uma reunião no 5º BPM em Taubaté para cuidar da instalação do Núcleo de Taubaté. Neste encontro receberemos a visita da Cel Nicoluk, que ao lado do Cel Sodario, discutirá conosco a respeito das homenagens a B.Monteiro e as demais providências do Núcleo Taubaté. Há, no entanto, algumas dúvidas quanto ao tipo de Núcleo a ser fundado, pois ao que parece existem três tipos de Núcleos (Independente, de Correspondência e Base). No caso específico de Cruzeiro e Taubaté que tipo de Núcleo esta sendo criado? E para as demais cidades do Vale do Paraíba? Qual a diferença entre um e outro núcleo?
O Major Felipe estará também nesta reunião e vai nos auxiliar na parte de engajamento de militares e nós dos civis. Queremos construir já algo mais solido em relação a região que estamos representando, cujos integrantes serão pessoas comprometidas com a cidadania.
O Major Felipe me indagou a respeito da possibilidade de um representante da Sociedade de Veteranos de 32 estar presente nesta reunião para dirimir possíveis dúvidas que surgirem, pois, como sou cristão novo, ainda não tenho como responder a todas dúvidas que por certo serão suscitadas nas reuniões. Mas aprendo fácil e com o tempo terei maior domínio do assunto.
Mário Jéfferson
Estimado JEFFERSON
Essas confusões realmente mexem com a cabeça dos nossos associados.
Em princípio não existe NÚCLEO INDEPENDENTE para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois a própria palavra diz tudo "NÚCLEO" (ou pertence à Sociedade ou não).
O Núcleo de base surgiu em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO em 1991. Depois vieram outros, como o MMDC-LESTE, o MMDC-NORTE, o NÚCLEO "GINO STRUFFALDI", e muitos outros.
Em 2011 criou-se o primeiro Núcleo de Correspondência na cidade de ITAPETININGA. Foi uma idéia de JÉFFERSON BIAJONE que deu certo. Ele coordena todos os núcleos de correspondência, obedecendo a critérios por ele adotados e aceitos pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. São dirigidos por uma pessoa só, que é o presidente do núcleo.
Para a dinâmica dos núcleos do VALE, onde existirão os Presidentes dos Núcleos de Base, com seus vice-presidentes e toda uma estrutura de "ocupação do terreno", é conveniente que não seja núcleo de correspondência. 
Apenas para conhecimento: o núcleo anterior ao de CRUZEIRO, é o que foi criado em ATIBAIA.
Já os últimos núcleos de correspondência são os de PEDREIRA e SANTO AMARO.
Na expansão da Sociedade, que pretende se alastrar pelo BRASIL, foi criada a Associação Paranaense MMDC-32 e HERÓIS DA LAPA em 21 de abril de 2014.
Quanto à participação de um representante da Sociedade vou verificar da possibilidade do ARISTIDES ou do WILLIAM MASCARENHAS comparecer. Caso a minha agenda permita pode ser que eu mesmo compareça. 
O Diário Oficial publica hoje a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM MARCOS TADEU DE SOUZA, do CPA/M-10. Ele nasceu em 6 de julho de 1965. Entrou para as fileiras da PMESP no dia 7 de agosto de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1990; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1991; CAPITÃO – 15 de dezembro de 2003. Não tenho as datas de suas outras promoções.

Um incêndio de grandes proporções atingiu nesta tarde um depósito particular de carros na PENHA, bairro da zona norte do RIO DE JANEIRO próximo ao Aeroporto Internacional TOM JOBIM. Apesar das chamas e da fumaça, as operações de pouso e decolagem não chegaram a ser prejudicadas. Centenas de carros, dos mais de mil que estavam no depósito, foram atingidos pelo fogo, controlado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 18 horas, após cerca de três horas de trabalhos. Segundo EDGAR MENEZES, filho do dono do depósito, os veículos, provenientes de seguradoras e bancos, estão no local para serem leiloados. MENEZES acrescentou que não há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. Ele contou ter sido informado que o fogo começou de forma espontânea em um dos carros, para depois se alastrar rapidamente pelo depósito, por conta da presença de materiais altamente inframáveis, como plástico e combustível. Alguns funcionários da empresa tentaram ajudar a apagar as chamas até a chegada dos bombeiros, por volta das 15 horas. Não houve registro de pessoas feridas. Por causa do incêndio, o trânsito chegou a ficar congestionado no sentido zona oeste da Avenida BRASIL – motoristas paravam para observar o fogo, cuja fumaça chegou a atingir vinte metros de altura.

Policiais prenderam hoje, em SÃO LUIZ DE MONTES BELOS (GO), um homem de 27 anos suspeito de envolvimento na serie de mortes de mulheres em GOIÂNIA. Segundo a Polícia Militar, ele foi preso sob a acusação de roubo a padarias, mas sua moto e seu rosto batem com descrições de testemunhas das mortes. A PM destaca que no momento não há indícios de que ele tenha cometido os homicídios – mas o jovem pode ter ajudado ao verdadeiro assassino. Ele não teve a identidade revelada para não atrapalhar as investigações. Na sexta- a polícia anunciou a prisão de um primeiro suspeito, cujo nome também continua em segredo.

De acordo com reportagem do jornal FOLHA DE SÃO PAULO, GRAÇA FOSTER, a presidente da PETROBRÁS, é alvo de investigação da Polícia Federal. O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público Federal do DISTRITO FEDERAL e tem o objetivo de averiguar se FOSTER omitiu informações ao depor à Comissão de Infraestrutura do Senado sobre a compra da refinaria de PASADENA, nos ESTADOS UNIDOS. O procedimento também analisa contratos da estatal com o marido da executiva, COLIN VAUGHAN FOSTER. Em abril, GRAÇA FOSTER disse ao Senado que o Conselho de Administração não teve responsabilidade na compra da usina.

O CRUZEIRO tropeçou diante do CRICIÚMA, em SANTA CATARINA, ao ficar no 0 a 0 como o time da casa. Em jogo pegado, a técnica perdeu a disputa para a defesa. Apesar disso, a RAPOSA teve um gol mal anulado. Este foi o segundo empate seguido do time, que soma agora 30 pontos em 14 jogos. Por outro lado, a RAPOSA não perde há seis rodadas. O gosto ficou ainda mais amargo porque os mineiros, donos do melhor ataque do BRASILEIRO, desafiavam a segunda pior defesa da competição – com 19 gols sofridos, atrás somente do FLAMENGO e FIGUEIRENSE, as piores, com 20. Apesar da insistência rival, o CRICIÚMA conseguiu segurar a pressão. O ponto manteve os catarinenses no 12º posto na tabela, com 16 pontos ganhos.
No outro confronto da noite, o BAHIA venceu o GOIÁS por 1 a 0. O gol foi de FAHEL, mas a vitória não tirou o time da zona da degola – é o 17º, com 13 pontos.

Milhares de pessoas, incluindo sobreviventes, participaram hoje em NAGASAKI, no JAPÃO, de cerimônia para lembrar os 69 anos do lançamento pelos ESTADOS UNIDOS de uma bomba atômica na cidade, onde mais de 70 mil pessoas morreram. Por volta das 11 horas locais (23 horas da sexta em BRASILIA), a multidão iniciou o minuto de silêncio. NAGASAKI foi bombardeada nesse horário no dia 9 de agosto de 1945, na reta final da Segunda Guerra Mundial. Três dias antes, HIROSHIMA registrou 140 mil mortes na explosão de outra bomba atômica.

BARACK OBAMA, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, afirmou hoje, durante entrevista coletiva, que os bombardeios americanos contra rebeldes islâmicos no IRAQUE não têm data para acabar. OBAMA destacou que os ataques aéreos iniciados na sexta-feira no norte do país destruíram armas e equipamentos que os insurgentes poderiam usar para atingir a cidade de ARBIL, de maioria curda. O presidente norte-americano salientou que a ação vai levar “algum tempo”. BARACK OBAMA disse, ainda, que seu governo continuará fornecendo apoio e consultoria militar à administração iraquiana e às tropas curdas eu lutam contra os milicianos favoráveis à criação de um estado islâmico. Ele também autorizou ajuda humanitária, com o apoio da FRANÇA e do REINO UNIDO, para evitar o que ele classificou de “genocídio” no país, que vive uma verdadeira guerra civil. O líder dos ESTADOS UNIDOS defendeu também o fortalecimento de um governo autônomo e “inclusivo” no IRAQUE.

Pelo menos cinco palestinos morreram e no mínimo outros dez ficaram feridos, dois deles em estado grave, em bombardeios realizados hoje por ISRAEL na região central da FAIXA DE GAZA. De acordo com representantes palestinos, pelo menos 25 mísseis foram lançados contra essa área. As duas partes chegaram a manter o cessar-fogo durante três dias.
Dois dos mortos estavam a bordo de uma motocicleta que foi atingida pelas bombas em um campo de refugiados. Segundo militares de ISRAEL, as duas vítimas eram milicianos palestinos que se preparavam para lançar um foguete contra as tropas inimigas.
Um porta-voz da administração palestina anunciou que outros três mortos nos bombardeios estavam na Mesquita AL QASAM, no campo de NUSEIRAR, quando houve o ataque.             
XXXXX