sábado, 6 de setembro de 2014

IMAGENS DA SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA NO DIA 5 DE SETEMBRO NO CLUBE ATLÉTICO YPIRANGA

RECEBEM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA NO CLUBE ATLÉTICO YPIRANGA

Desembargador                    José Helton Nogueira Diefenthaäler
Sr.                                       Gilberto Toma
Sr.                                       Roberto Cecconi
Sra                                       Lilian Reixelo de Jesus
Dr.                                       Luiz Fernando Abud
Dr.                                       Francisco Gastão Luppi de Castro Filho
Tenente Cel PM                   Julio Cesar Freitas Parruca
Tenente Cel Res PM             Eduardo Vieira Cristo
Major PM                            Olímpio Ferreira Magalhães
Major PM                            Marcelo Higino Alves da Silveira
Major PM                            Claudio Olival Rodrigues
Major PM                            Eduardo de Oliveira Fernandes
Major PM                            Anderson Lima de Oliveira
Capitão PM                          Alexandre Espíndola Cardoso Ledo
Capitão PM                          Milton da Silva Alves
1º Tenente PM                     Luiz Augusto Bento de Barros
Cabo PM                             Mariana Jenile Caliguere
2º Tenente PM                     Ronaldo Sales de Santana
Subtenente PM                     Raimundo Nazareno Lima da Silva
1º Sargento PM                    Alexandre Santos Albino
3º Sargento PM                    Alexsandro Pereira de Magalhães
3º Sargento PM                    Anderson Chrystian de Andrade
3º Sargento PM                    Magda Maria de Souza
Cabo PM                             Jerry Atílio de Andrade
Cabo PM                             Thiago Vieira Domingues
Cabo PM                             Meire Cristina Conejo
Professor                             Marcelo Rodolfo de Queiroz
Soldado PM                         Marcio Gomes dos Santos
Soldado PM                         Marcelo Kazuhiro Sato
Sr.                                       Julio Renato Carnevalli de Proença
Sr.                                       Murilo Moreira Alberton

ENTREGA DA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, NO DIA 5 DE SETEMBRO, NO CLUBE ATLÉTICO YPIRANGA. ENTRE OS CONDECORADOS: DESEMBARGADOR JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER, SENHOR GILBERTO TOMA (PRESIDENTE DO CLUBE); SENHOR ROBERTO CECCONI (VICE-PRESIDENTE DO CLUBE); Doutor LUIZ FERNANDO ABUD (DIRETOR DO CLUBE); Doutor FRANCISCO GASTÃO LUPPI DE CASTRO FILHO (Delegado da Polícia Civil)










Em 10 de julho de 1906, um grupo de jovens dissidentes do E.C. Germânia, hoje E. C. Pinheiros, se uniram a outros rapazes, uns do Vitória A.C., outros do G.D.R. Internacional para fundar o Clube Atlético Ypiranga.
A primeira sede social do CAY ficava em uma sala do prédio da Casa Lebre um estabelecimento comercial da época localizada no cruzamento da Rua Direita com a Rua XV de novembro, no centro de São Paulo. Ao longo dos primeiros anos de fundação, o futebol do Ipiranga se destacou, tanto quem em 1909, a diretoria presidida por Adolfo Wellische decidiu que o Clube ingressaria na Liga Paulista de Futebol. Outros dois clubes, o E.C. Savoia, de Votorantim, e a A. A. Vila Buarque, da Capital, também lançaram sua candidatura à vaga então existente, o que implicou na realização de um torneio de classificação. Foi feliz o Ipiranga, pois em 21 de abril vencia o Vila Buarque por 5 a 1 e em 24 do mesmo mês se impunha ao Savoia por 4 a 2.
Antes de fixar sede no bairro que lhe empresta o nome, o Ypiranga fez ligação, com os bairros da Água Branca e Penha. A partir da fusão do Clube com o Nacional, Independência, Silex e América, em meados de 1929, o CAY muda-se definitivamente para o bairro do Ipiranga e ganha o apelido de "Vovô da Colina Histórica". No bairro histórico, o CAY funcionou no Parque do Sacoman, ruas Tabor, Silva Bueno, Patriotas e Xavier Curado e finalmente se instalou na atual sede da rua do Manifesto. 
Estabelecida no endereço da rua Bom Pastor, n° 3.000, a sede do Parque do Sacoman, era constituída por uma casa em estilo colonial, campo de futebol e uma quadra esportiva. O terreno também era servido por uma lagoa, formada pelo represamento do Córrego dos Moinhos. Ao lado da margem havia um atracadouro para barcos. Anos mais tarde foram construídas quadras para prática de vôlei e hóquei sobre patins e pistas de atletismo, com tanque para saltos.
Parque do Sacoman
Sede Sacoman

Neste local eram desenvolvidas diversas atividades desportivas, além da tradicional equipe de Futebol havia também times de Basquete (masculino e feminino), Vôlei, Natação e Handball, Hóquei sobre Patins, Atletismo, Futebol de Salão, Bocha, Boxe e Tênis de Mesa.
Nos anos de 1948, 49 e 50 o time de futebol do Ypiranga conquistou o título de tri-campeão Paulista de Futebol na categoria juvenil. Nesta época, o departamento de esportes da sede do Parque do Sacoman, era reforçado por grandes atletas de diversas modalidades, entre os destaques estão: os irmãos Clemente, no basquete e natação; Noemia, Anésia e Yolanda no basquete; Vidal e Dototy no vôlei; Wanda dos Santos no Atletismo; Silvio e Caçila no futebol de salão; Elizabet Hetenlocher, campeã em diversas competições de natação e Geraldo Pisani, campeão Sulameircano de Tênis de Mesa.
A década de 50, foi um divisor de águas para a saga Ypiranguista. No ano de 1953, o CAY foi despejado do Parque do Sacoman - por meio de uma ação judicial movida pela família proprietária do terreno. Após o episódio, mudou-se para duas salas cedidas pelo CDR São José.
Sem sede, o clube passou a sofrer com o êxodo dos associados, ficando reduzido aos 118 abnegados – grupo de associados que se uniram e decidiram bancar as despesas do Clube. E, na tentativa de salvar a equipe de futebol profissional, foi feita a fusão entre o Corinthians de Santo André e o CAY. Porém, em 1958 disputou o último Campeonato Paulista que encerrou, definitivamente, as atividades do futebol, ficando somente com os esportes amadores.
Em 1956, a família Jafet doa um terreno situado na rua Xavier Curado, onde foi construído o primeiro ginásio esportivo de propriedade do Clube. No início da década de 60, o então presidente Mário Telles com a ajuda da família Jafet, adquiriu o terreno da atual sede, na rua do Manifesto, 475. A partir daí, iniciou-se a construção da piscina e as reformas nas instalações, pois o imóvel já era utilizado pela Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga.
Foto Aérea CAY
Sede atual
No decorrer de 106 anos de história, o Clube Atlético Ypiranga tornou-se um dos locais de entretenimento mais tradicionais e procurados da Capital. Entidade beneficente, assistencial e desportiva, caracteriza-se como uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, com personalidade e patrimônio distinto do de seus associados, com 28 mil metros quadrados de área destinada aos esportes, à cultura e ao lazer, que comportam confortavelmente mais de 3.500 sócios titulares,
que formam uma população atualmente estimada em 8.000 pessoas.
Suas dependências, incluem ginásios cobertos, campo de futebol equipado com gramado artificial, quadras de tênis, quadras de squash, quadras poliesportivas, bocha, boliche, salão de jogos, gramado, playground, piscinas para adultos e crianças, complexo aquático aquecido, salas para condicionamento físico, departamento médico, centro de estudos e biblioteca, brinquedoteca, restaurante, lanchonetes, churrasqueiras, salão de convenções, salão nobre e estacionamento para 200 carros. (Clique aqui e conheça nossas dependências)
CAY: 106 anos de amor

Departamento de patrimônio
O Departamento de Patrimônio, prestigiando os antigos e atuais associados, coloca à disposição dos sócios, para consulta ou para matar a saudade, inúmeras fotos e documento antigos, sobre acontecimentos sociais e esportivos, os quais se encontram, à disposição dos interessados, na sala de estudos e biblioteca Suzete Carvalho. 

Primeira Diretoria - A primeira reunião do Clube aconteceu na residência de Manoel Augusto Marques, à rua Sete de Abril, em que foi eleita a seguinte Diretoria:
Presidente: Antonio Geraldo de Freitas:           Vice-presidente, José Mota; Primeiro secretário, Alberto Travoglio; Segundo secretário, Edgard Messemberg; Primeiro tesoureiro, Albino C. Pinheiro; Segundo tesoureiro, Nicolau Avelardi; Mestre sala, Carlos Porto; Diretores esportivos, Ricardo Thiele, Alfredo Thiele e Joaquim Antunes.
 Bandeira alvinegra - As 13 listras pretas e brancas da Bandeira do CAY foram inspiradas a partir de uma alusão a bandeira do Estado de São Paulo. A bandeira  do Ypiranga com suas litras alvinegras foi inspirada na bandeira do Estado de São Paulo, que apresenta 13 listras pretas e brancas.
 O primeiro Time - A primeiro equipe que disputou Campeonato Paulista defendendo as tradicionais cores ypiranguistas era composta por Constantino, Marques e Pelegrino, Watzke, Ricardo Thiele e Arnaldo Amphilóquio, Gaeda, Alfredo Thiele, Aguiar e Pedro Paulo.
 Primeiro Campo. O primeiro estádio batizado de “Campo do Ypiranga” se localizava na Água Branca e a inauguração, realizada em 22 de dezembro de 1918, com uma partida entre CAY x Palmeiras.
 1919
O Ypiranga vence o Palestra por 6 a 1 na Inauguração do Parque Antártica.
 Benjamim - O Clube Atlético Ypiranga disputou o primeiro campeonato em 1910,  quando recebeu o apelido de Benjamim, por ser a mais nova agremiação do torneio. Com o tempo, todos outros clubes desistiram do futebol, tornando-se o Ipiranga conhecido por Vovô, por ser o mais antigo da Federação.
 Estádio Prof. Nami Jafet. Inaugurado  em 1º de maio de 1932 com o CAY vencendo o São Bento por 3 a 0. Inicialmente com entrada pela rua dos Ituanos e após reforma pela rua dos Sorocabanos.
 Falange Ypiranguista. Uma das primeiras torcida uniformizadas a surgiram foi a “Falange Ypiranguista” em 1939.
Celeiro de Craques. O Ypiranga foi o único time que em 1950  vendeu 10 jogadores. Osvaldo, para o Bangú. Giancolli, Reinaldo, Rubens e Válter para o Corinthians, Dema, Liminha e Silas para o Palmeiras; Bibi para o São Paulo. Além desses, nomes como Formiga, Grané, Friendereich, Bororó, Dionisio, foram grandes craques do passado que pertenceram as lides ipiranguistas.
10 de dezembro de 1950. Acontece o último jogo do CAY no Estádio Nami Jafet. A equipe venceu o Juventus pelo placar de 2 a 1. Nos anos seguintes, o CAY mudou seus jogos no Pacaembu, Parque Antártica e, alguns, na rua Javari.
Despedida do Campeonato Paulista - 14 de dezembro de 1958
O CAY e Jabaquara empatam com o  placar de 3 a 3. Este foi o último jogo oficial do Ypiranga pelo Campeonato Paulista.
Títulos
O Ipiranga nunca deixou de disputar um campeonato, mas jamais conquistou o título, mas várias vezes esteve perto do título. Esses campeonatos foram o de 1913, quando aspirou seriamente ao título da Liga, o de 1916, em que chegou a ser talvez o melhor time do 1° turno, depois no certame de 1924 o Ipiranga empatou a Taça Ballor, por ter se classificado no primeiro posto ao lado de mais dois clubes Corinthians e Paulistano- no primeiro turno. Em 1935 e 1936, na Apea, durante a cisão, o Ipiranga empatou o 1° posto com a Portuguesa de Desportos e ambas as vezes não teve sorte, pois perdeu o desempate.
Carlos Paeta, ypiranguista  de verdade. O conhecido Descobridor de Craques, Carlos Paeta, militou no Ipiranga desde 1913, segundo  Pedro Antonio Noschese. Era um verdadeiro filho do Ipiranga.
Carlos Jafet. Um dos mais importantes presidentes do Clube Atlético Ypiranga, em suas gestões como presidente conseguiu reerguer o Clube que até então sofria com mudanças de endereço, dificuldade para se manter. Quando foi eleito pela primeira vez, Jafet se deparou com um Clube com menos de 300 associados, e ele e sua diretoria trabalharam em prol de reformulações que possibilitaram o aumento do número de sócios. Carlos também retomou as relações com os fundadores do Ypiranga que estavam afastados, além de colocar o Clube, mais uma vez em, em plena ascensão.  A ele e sua família também se deve a doação do terreno onde o Clube funciona desde o inicio da década de 1960.

O VAGALUME E A COBRA


Foto




CASA DA FEB - CONVITE

PALAVRAS DITAS EM MOMENTO DE RAIVA CAUSAM ESTRAGOS MUITAS VEZES ETERNOS

4 DE SETEMBRO DE 2014 - QUINTA-FEIRA

DIA  QUATRO    DE   SETEMBRO  DE  2014   -   Q U I N T A – F E I R A.
77 Anos, 8 meses e 8 dias de idade.
Início de minhas memórias: 9 de julho de 1950
DIA 58º DO ANO 65º
56 anos e 92 dias na PMESP
55 anos e 204 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 797 dias – 475 132 h
50 anos e 363 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 175 dias no Posto de Coronel – 317 meses e 23 dias
3 anos e 59 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 723 dias C O R O N E L - 22 anos e 265 dias na reserva.
10 280-248 584                    9 723-233 856                         10 024-241 316.
MOISÉS é o fundador do JAVISMO, ou seja, o culto de JAVÉ, senhor da natureza, como DEUS de ISRAEL. Antes dele, os antepassados de ISRAEL não chamavam DEUS de JAVÉ. Ele é visto como o artífice da aliança entre o povo de ISRAEL e JAVÉ: ISRAEL é um povo de consagrado ao Senhor, pertence a ele. Segundo o livro ECLESIÁSTICO, da BÍBLIA, MOISÉS se equiparou em glória aos santos e deu os DEZ MANDAMENTOS, lei de vida e inteligência, ao seu povo.        

1592 a. falece BONIFÁCIO I, Papa e santo da Igreja Católica, em 4 de setembro de 422.
1538 a. QUEDA DE ROMA, delimitando o início da IDADE MÉDIA, em 4 de setembro de 476.
773 a. nasce o Rei ALEXANDRE III da ESCÓCIA em 4 de setembro de 1241. Falece em 1286.
246 a. nasce FRANÇOIS-RENÉ CHATEAUBRIAND, poeta, escritor e político francês, em 4 de setembro de 1768.
245 a. nasce TENREIRO ARANHA, escritor brasileiro, em 4 de setembro de 1769. Falece em 1811.
233 a. fundação de LOS ANGELES, com o nome de EL PUEBLO DE NUESTRA SEÑORA LA REINA DE LOS ANGELES DE PORCIÚNCULA, em 4 de setembro de 1781.
193 a. fuzilamento do patriota sul-americano JOSÉ MIGUEL CARRERA, primeiro caudilho da independência do CHILE, em 4 de setembro de 1821.
193 a. nasce ANTÔNIO CÂNDIDO DA ROCHA em RESENDE (RJ) em 4 de setembro de 1821. Falece em FORTALEZA (CE) em 26 de setembro de 1886. Magistrado. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco na turma de 1845. Juiz municipal de BAEPENDI e das comarcas de JAGUARY, POUSO ALEGRE, ITAJUBÁ, ALFENAS, TRÊS PONTAS, todas em MINAS GERAIS, e de MAGÉ e NITERÓI, no RIO DE JANEIRO. Juiz da Vara dos Feitos da Fazenda na Capital de São Paulo, Presidente da Província de SÃO PAULO em 1869/k70. Deputado geral por MINAS GERAIS, em 1871. Desembargador do Tribunal da Relação da Província de SÃO PAULO, cargo que exerceu até 1882. No governo paulista se preocupou principalmente com as estradas de rodagem, notadamente ligando ITU a SOROCABA. Ao deixar a Presidência da Província, estavam sendo chamados concorrentes para o abastecimento de água da Capital, pelos mananciais da Serra da Cantareira e iniciados os trabalhos para a iluminação a gás, da cidade de SÃO PAULO.
190 a. nasce ANTON BRUCKNER, compositor austríaco, em 4 de setembro de 1824.
172 a. casamento de PEDRO II do BRASIL com a princesa TERESA CRISTINA MARIA DE BOURBON, em 4 de setembro de 1842.
166 a. nasce o Bacharel BRASÍLIO MACHADO em SÃO PAULO, no dia 4 de setembro de 1848. Foi, toda a vida, católico praticante e, nas palavras de ANTÔNIO DE ALCÂNTARA MACHADO, verdadeiramente um “operário católico”. Defendeu a Igreja, para ela trabalhou com exemplar devotamento. Reconhecida, a Santa Fé conferiu-lhe, pelas mãos de LEÃO XIII, a medalha “PRO ECLESIA ET PONTIFICE” e, com PIO X, o título de BARÃO. Bacharelou-se pelas legendárias Arcadas do LARGO DE SÃO FRANCISCO – e doutorou-se em 1875. Foi promotor público em PIRACICABA e CASA BRANCA. Exerceu os cargos de inspetor do Tesouro Provincial e de secretário do Tribunal de Relação. Foi presidente da Província do PARANÁ. Defendeu tese para catedrático da Faculdade de Direito. Foi o primeiro presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.
Foi poeta – e ajuntam que, deixando assinalada sua passagem por PIRACICABA, ali ainda hoje se lembram de seus versos: “Sacode os ombros nus, ó Noiva da Colina,/ que a luz da madrugada encheu o largo céu!”. Veio dele esse “NOIVA DA COLINA” – conta PEDRO FERRAZ DO AMARAL. Viu, duma feita, a bruma sobre o salto do Rio PIRACICABA. Parecia uma grinalda E até hoje aí temos o apelido poético. Deixou vários livros e lembram: “Era alto, magro, pálido, elegante nas maneiras e no trajar. Transfigurava-se quando subia à tribuna. Porque então é que se lhe acendia, bem aceso, no fundo das densas sobrancelhas negras, aquele olhar de magia”. “Iluminava-se. E o auditório entregava-se todo à sedução que irradiava. Na cátedra, a exposição da idéia vinha aos borbotões, fluente e clara. Possuía, no mais alto grau, as virtudes primaciais do professor: clareza e concisão”. Faleceu em 5 de março de  1919.  
164 a. da LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS, em 4 de setembro de 1850. Pôs fim ao tráfico negreiro no BRASIL.
149 a. início do governo de JOAQUIM ANTÔNIO DE AGUIAR como Primeiro-ministro de PORTUGAL, em 4 de setembro de 1865.
143 a. Proclamação da República Francesa em 4 de setembro de 1871.
132 a. falece POLYCARPO LOPES DE LEÃO. Nasceu em SALVADOR, na BAHIA, em 26 de fevereiro de 1814. Por ocasião do lançamento da data de seu nascimento nessas minhas memórias, também lancei uma breve biografia daquele que foi Presidente da Província de SÃO PAULO em 1860. Falece em SÃO LUIZ (MA), em 4 de setembro de 1882.
132 a. THOMAS EDISON acende pela primeira vez, na central de eletricidade a iluminação elétrica comercial em 4 de setembro de 1882.
126 a. um violento ciclone arrasa uma parte da ilha de CUBA, em 4 de setembro de 1888.
126 a. GEORGE EASTMAN registra a marca KODAK e recebe a patente por sua câmera que usa rolo de filme, em 4 de setembro de 1888. “Você pressiona o botão, nós fazemos o resto”, com esse slogan o inventor americano leva a câmera a um mundo de consumidores e faz com que um processo complicado se torne fácil e acessível a quase todos. Trecho em que GEORGE EASTMAN explica o porquê do nome da marca ao oficial de patentes: “(...) Primeiro: é curto. Segundo: não permite a pronúncia errada. Terceiro: não se assemelha a nada na arte e não pode ser associado com qualquer outra coisa na arte, exceto com KODAK.”
123 a. nasce FRITZ TODT, engenheiro alemão e uma figura importante do nazismo em 4 de setembro de 1891. Falece em 1942.
122 a. nasce DARIUS MILHAUD, compositor e professor francês, em 4 de setembro de 1892. Morre em 1974.
118 a. nasce o poeta, ator, roteirista e diretor do teatro francês ANTONIN ARTAUD em 4 de setembro de 1896. Falece em 1948.
117 a. notícias publicadas na edição de 4 de setembro de 1897 do jornal DIÁRIO POPULAR: o alferes ANTÃO, regente da banda de música do 3º Batalhão requereu ao doutor presidente do Estado, por intermédio do seu comandante, licença para organizar concertos populares, em diversos pontos da cidade, cujos resultados serão destinados à ereção de uma estátua a CARLOS GOMES.
Um magote de jagunços atacou a população (sic., leia-se povoação) denominada JUETÉ. O povo, reagindo com energia, teve grande número de feridos e mortos. A força policial da BAHIA deu-lhes carga de baioneta, conseguindo por essa forma por em debandada os assaltantes. O povo de OROBÓ repeliu um grupo de jagunços que assaltou aquela povoação. Ao serem forçados a se retirarem gritavam que ali voltariam. O 38º Batalhão de Infantaria e um batalhão de polícia da BAHIA, dando uma carga contra os jagunços conseguiu avançar até a igreja velha dentro da qual penetraram. O GENERAL ARTHUR OSCAR tendo conhecimento desse fato ordenou que essa força se retirasse para as posições ocupadas receando que a igreja esteja minada por dinamite.
Não terminou ainda a greve dos marítimos e descarregadores de alvarengas no porto da BAHIA. Deste modo está interrompido o serviço de carga e descarga das embarcações.
110 a. de um decreto imperial definindo na RÚSSIA os direitos de residência dos judeus, em 4 de setembro de 1904.
110 a. nasce MARIA AMÉLIA CARVALHEIRA, escultora portuguesa, em 4 de setembro de 1904. Falece em 1998.
107 a. falece EDVARD GRIEG, compositor norueguês, em 4 de setembro de 1907. Nasceu em 1843.
107 a. publicação da primeira parte do relatório do senhor PIO DE SAVÓIA, do Conselho de Emigração, em 4 de setembro de 1907, no jornal “A TRIBUNA”, sobre as condições e necessidades dos imigrantes italianos no Estado de São Paulo, expondo as suas idéias a respeito das medidas tendentes a melhorar a situação dos imigrantes italianos.
106 a. nasce RICHARD WRIGHT, escritor norte-americano, em 4 de setembro de 1908. Nasce também nessa data EDWARD DMYTRYK, cineasta canadense americano (veio a falecer em 1999).
104 a. falece HENRI ROUSSEAU, pintor francês, em 4 de setembro de 1910.
103 a. início do governo de JOÃO PINHEIRO CHAGAS como primeiro-ministro de PORTUGAL, em 4 de setembro de 1911.
103 a. (BOITUVA) No bairro da ÁGUA BRANCA, pelo fiscal municipal foi encontrado ontem à tarde a fazer comércio de compra e venda de ovos, sem ter pago os respectivos impostos, JOÃO TEDESCCHI, que por isso foi multado em 50$000, além do pagamento do respectivo imposto. Sabemos que o mesmo fiscal vai correr os bairros do distrito a fim de apanhar os infratores das posturas municipais. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 4 de setembro de 1911).
102 a. do apoio da SÉRVIA às organizações clandestinas para a libertação da MACEDÔNIA da dominação turca, em 4 de setembro de 1912.
100 a. nasce HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA, em GUARULHOS, no dia 4 de setembro de 1914. Teve cinco irmãos: DÉCIO, domiciliado em TAQUARITINGA, PAULO e NELSON, cirurgiões dentistas domiciliados em SANTO ANDRÉ; LÚCIA e NADIR, professoras que sempre lecionaram em GUARULHOS, tendo aqui se aposentado e mantido seus domicílios. Casou-se em 19 de setembro de 1942 com ZILDA GRAÇA MARTINS DE OLIVEIRA, professora, falecida em 12 de outubro de 2002, com quem teve dois filhos: HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA FILHO, advogado militante nesta Comarca, e JOSÉ ARTHUR MAURÍCIO DE OLIVEIRA, cirurgião dentista na Capital. Adotou os filhos MARIA CRISTINA DE FREITAS e LUIZ ANTÔNIO DE FREITAS. Teve quatro netos: HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA NETO, MARIA CAROLINA DE CONTI OLIVEIRA, REYNALDO DE CONTI MAURÍCIO DE OLIVEIRA e CAIO MAURÍCIO DE OLIVEIRA. Conheceu, ainda, uma bisneta: GABRIELLE MATOS DE CONTI OLIVEIRA.
HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA cursou o primário no antigo Grupo Escolar de GUARULHOS. Como a cidade naqueles tempos tinha poucas instituições de ensino, precisou continuar seus estudos no Ginásio Normal da Capital, onde conclui o 2º ciclo. Posteriormente, ingressou no Instituto CAETANO DE CAMPOS, onde fez o Curso Normal, diplomando-se professor. Exerceu o magistério nesta cidade de GUARULHOS desde 1934, como professor primário no Grupo Escolar CAPISTRANO DE ABREU e na Escola Noturna Municipal, especializada na alfabetização de adultos. Paralelamente, submeteu-se ao exame vestibular de Direito na Velha Academia do LARGO DE SÃO FRANCISCO, e nela ingressou. Bacharelou-se em 1941 e obteve sua Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de SÃO PAULO, em 13 de março de 1942, sob o número 4.213. Assim, em 1942, deixou o exercício profissional do magistério para iniciar sua carreira como advogado, a qual exerceu, ininterruptamente, por mais de 50 anos. Em 9 de fevereiro de 1945, seu pai, JOSÉ MAURÍCIO DE OLIVEIRA, então prefeito de GUARULHOS, teve que se licenciar em função de enfermidade, vindo a falecer dois meses depois. Com isso, em 16 de maio de 1945, o Dr FERNANDO DE SOUZA COSTA, Interventor Federal em SÃO PAULO, assinou a nomeação de HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA como Prefeito Municipal de GUARULHOS, cargo que ocupou até novembro do mesmo ano. Terminada a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, com a queda de VARGAS, organizou-se a Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração da Constituição e, com sua promulgação, em 18 de setembro de 1946, o Município de GUARULHOS retomou sua autonomia legislativa. A Câmara Municipal foi então formada por treze vereadores, entre eles HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA. Esta legislatura durou de 1948 a 1952. Sucessivamente, reelegeu-se para as legislaturas de 1952/1955, 1956/1959, 1960/1963 e 1964/1967, tendo sido Presidente da Câmara Municipal no ano de 1959. Não chegou a terminar o seu último mandato de vereador, pois disputou vaga na Assembléia Legislativa do Estado, elegendo-se Deputado Estadual na legislatura 1967/1970. Expirado seu mandato, foi convidado pelo então Prefeito WALDOMIRO POMPÊO para ocupar a Chefia de Gabinete, tendo a exercido até 1977. De 1983 a 1996 emprestou suas luzes para a Empresa de Economia Mista “PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DE GUARULHOS S/A – PROGUARU”, onde exerceu, sucessivamente, os cargos de Diretor-Administrativo-Financeiro, Diretor Jurídico e Diretor Vice-Presidente. Em 1996 assumiu cargo em Comissão de Assessoria, na Câmara Municipal de GUARULHOS, tendo se aposentado um ano depois. Paralelamente aos mais de 47 anos de serviços prestados ao Município, HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA não abandonou sua profissão. Com a instalação da Comarca de GUARULHOS, em 18 de fevereiro de 1956, aqui abriu seu escritório de advocacia, sendo o primeiro advogado a radicar-se ao município. O passar dos anos deu-lhe a condição de “decano dos advogados de GUARULHOS”. HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA faleceu em 16 de setembro de 2004, com 90 anos de idade. A OAB/GUARULHOS o homenageia com o nome de sua subsecção: CASA DO ADVOGADO DE GUARULHOS, DOUTOR HEITOR MAURÍCIO DE OLIVEIRA.   
98 a. da ocupação de DAR-ES-SALAAM, na ÁFRICA ORIENTAL ALEMÃ, pelos ingleses, durante a Primeira Grande Guerra, em 4 de setembro de 1916.
95 a. nasce o CORONEL PM LUIZ FELIPE PESSANHA, no dia 4 de setembro de 1919. Faleceu em 4 de agosto de 2004.
89 a. instituído o dia do PATRONO DA MARINHA DO BRASIL como sendo o dia 13 de dezembro, através do Aviso do Ministro da Marinha número 3.322, de 4 de setembro de 1925.
87 a. nasce o Cel. Ref.  NELSON TRANCHESI NO DIA 4 DE SETEMBRO DE 1927. Foi meu comandante no Policiamento Ostensivo da Capital – CPC – tendo papel preponderante da criação desse órgão, que passou a comandar todos os batalhões operacionais da Capital. Durante muitos anos comandou também o Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 1º de março de 1947. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 6 de agosto de 1949. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1950; 1º Tenente – 14 de dezembro de 1954; Capitão – 24 de maio de 1961; MAJOR – 24 de maio de 1966; TENENTE-CORONEL – 1º de janeiro de 1969; CORONEL- 12 de novembro de 1969.  Passou para a reserva, depois de longos anos como Comandante do Policiamento da Capital, em 13 de janeiro de 1982. O CORONEL TRANCHESI falece em 25 de outubro de 2003. Estava com 76 anos e sofreu uma embolia pulmonar, seguida de insuficiência respiratória.  Foi comandante do Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”. Já na reserva, jogava volibol, às terças e quintas-feiras no Ginásio “DELPHIN BALANCIER”. Muito estimado pelos oficiais da PMESP, granjeou inúmeros amigos, sendo eu um deles, inclusive chegando a jantar em sua casa com a LUCINDA e Coronel PISANI, em 1989. A última vez que conversei com o Cel TRANCHESI foi no aniversário do Regimento, comemorado no dia 9 de outubro de 2003. No 9 de julho daquele ano, desfilou a cavalo, na solenidade do 71º Aniversário do Movimento Constitucionalista, comandando o pelotão uniformizado com a farda de 32.
87 a. nasce o SENADOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES em 4 de setembro de 1927. Conhecido político brasileiro (baiano), atendia pela sigla ACM. Veio a falecer em 2007.
83 a. nasce ALDO ROSSI, arquiteto e teórico italiano, em 4 de setembro de 1931. Morre em 1997.
82 a. do início, em VIENA, da Conferência Mundial da Paz, da qual participaram 80 delegados de quatorze países, em 4 de setembro de 1932.
80 a. da tomada do poder em CUBA por RAMÓN GRAU SAN MARTÍN, após um Golpe de Estado e impõe um governo dirigido por FULGÊNCIO BATISTA, em 4 de setembro de 1933.
80 a. nasce CLIVE W. J. GRANGER, economista britânico, em 4 de setembro de 1934.
75 a, nasce o músico brasileiro PENA BRANCA em 4 de setembro de 1939.
73 a. nasce a filósofa e educadora brasileira MARILENA CHAUI, em 4 de setembro de 1941.
73 a. do início do bombardeio a LENINGRADO, que resistiria durante 900 dias. Em 4 de setembro de 1941.
72 a. do ataque aéreo soviético contra BUDAPESTE e KONIGSBERG, em 4 de setembro de 1942.
68 a. da eleição do radical GABRIEL GONZÁLEZ VIDELA à presidência do CHILE, após a morte de JUAN ANTÔNIO RÍOS, em 4 de setembro de 1946.
67 a. BURKINA FASO, país africano, é recriado com nome de ALTO VOLTA em 4 de setembro de 1947.
66 a. da abdicação da rainha GUILHERMINA, da HOLANDA, em favor de sua filha JULIANA, em 4 de setembro de 1948.
64 a. surge BEETLE BAILEY, que no BRASIL recebe o nome de RECRUTA ZERO, em 4 de setembro de 1950. Faz sua fama como uma denúncia do purgatório que é o serviço militar, com os seus sargentos sadomasoquistas, seus superiores hierárquicos distanciados (e “paus-mandados” de suas mulheres). E os recrutas ensaboados, cheios de truques para fugir dos trabalhos pesados e da rotina espartana. MORT WALKER é o autor das tiras. Sua primeira historinha foi aprovada pessoalmente por WILLIAM RANDOLPH HEARST, o “CIDADÃO KANE”. Está entre as séries mais antigas ainda desenhadas por MORT WÁLKER. Insubordinado, folgado, atrapalhado, o soldado raso RECRUTA ZERO é publicado em 50 países e 1.800 jornais. 
64 a. de um tufão no JAPÃO, causando a morte de 250 pessoas, deixando também mais de 5 mil feridos, em 4 de setembro de 1950.
59 a. inicia-se a primeira edição da TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS DE FUTEBOL, em 4 de setembro de 1955.
54 a. nasce DAMON WAYANS, ator norte-americano, em 4 de setembro de 1960.
54 a. falece ALFRED E. GREEN, diretor de cinema norte-americano, em 4 de setembro de 1960, conhecido como “PAI DA EUROPA”. Nasceu em 1886.
51 a. falece ROBERT SCHUMAN, político francês, um dos fundadores do Mercado Comum, em 4 de setembro de 1963.
51 a. das anotações feitas em 4 de setembro de 1963 (quarta-feira). ANO 14º MÊS 2º - DIA 57º. 5 anos e 92 dias na Força Pública – 1667 dias na Escola de Oficiais – É este o ante-penúltimo dia como aluno oficial. Quando deixo meu lar, com destino ao quartel, faltam justamente oitenta horas para me ver livre dessa situação desagradável de aluno oficial, posto que ocupo desde 1959.
O quartel encontra-se de Prontidão rigorosa porque a situação piorou de ontem para hoje. A SANTOS – JUNDIAÍ parou e as cidades do ABC estão sendo policiadas pela FORÇA PÚBLICA. Em volta do nosso quartel vou encontrar os alunos sargentos MARTINHO MONTEIRO e VICENTE DE FARIA fazendo policiamento e, conversando com eles, vou saber que essa medida foi adotada nessa madrugada.
Depois da revista das 7:30 horas a Escola de Sargentos faz uma Demonstração de Esgrima Baioneta e Judô.
Os alunos oficiais, em seguida, passam a treinar para o desfile de 7 de setembro e eu sou encarregado de corrigir os defeitos dos alunos. Poucos colegas do 3º CFO estão comigo: DALMIRO GOMES, UBIRAJARA GUIMARÃES, PAZELLI. Os outros estão dispensados. O exercício é estafante. Aos poucos os alunos vão relaxando o treino e o 1º TENENTE ALBERTINO LOPES DE AGUIAR comanda com toda a sua impetuosidade nata.
A nota marcante desta quarta-feira é a feijoada que os tenentes rodoviários dão aos oficiais do Centro e aos alunos do 3º CFO. É uma festa sem igual para nós que estamos para ser declarados Aspirante a Oficial. O convidado de honra foi o CORONEL JOSÉ DE PINA FIGUEIREDO, primeiro comandante do Corpo de Policiamento Rodoviário. O CAPITÃO ALAOR GODÓI representava o comandante da Rodoviária e víamos outra figuras importantes da Força Pública.
Falaram inúmeros oradores: 1º TENENTE SAMPAIO, 2º TENENTE VALERIANO, 2º TENENTE NICANOR, 2º TENENTE GIRALDINO, CAPITÃO WALDEMAR NOGUEIRA, CAPITÃO LEÔNIDAS COVELLI, 1º TENENTE JOSÉ ALVES DE CARVALHO, CORONEL DIVO BARSOTTI e CORONEL PINA FIGUEIREDO. O ágape durou até às 14 horas e foi marcante para aqueles que compareceram ao mesmo.
Venho para meu lar onde descanso durante a tarde, às vezes conversando com minha mulher e outras vezes brincando com os filhos. Às 19 horas chego no Grupo Escolar MAJOR MARCELINO, mas não dou aula porque apenas compareceram os soldados AMÂNCIO e MOREIRA. A maioria está empenhada nesses policiamentos por causa dos movimentos grevistas.
Nessa noite assisto alguns programas de televisão e ouço o 1º tempo do jogo SANTOS x BOCA JUNIORS pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O tempo inicial terminou com 3 a 1 para a equipe santista, com gols de COUTINHO (2) e LIMA. Não ouço o segundo tempo porque o sono me venceu.     
50 a. nasce ROBSON CAETANO, ex-atleta brasileiro, em 4 de setembro de 1964.
50 a. das anotações feitas em 4 de setembro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 57º - 6 anos e 92 dias na FORÇA PÚBLICA - 104 dias como 2º TENENTE - 351 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tendo em vista os treinamentos finais para o 7 de setembro, Comandante NÓBREGA mudou o horário do expediente para a tarde, com início às 12 horas.
São 11:30 horas quando chego ao BG. O treinamento terá início somente às 14 horas. Pertenço à Companhia comandada pelo CAPITÃO JOSÉ FÉLIX SANCHEZ.
São 18 horas quando se encerra o cansativo expediente e, ainda, dou aula à noite.
49 a. falece ALBERT SCHWEITZER, teólogo, músico, filósofo, médico e missioneiro francês, prêmio NOBEL DA PAZ de 1952. Morre em 4 de setembro de 1965. Nasceu em 1875.
49 a. do lançamento do compacto HELP, pelos BEATLES, que atingiria o primeiro lugar nas paradas inglesas. Em 4 de setembro de 1965.
46 a. nasce ALEJANDRO MANCUSO, ex-futebolista argentino, em 4 de setembro de 1968.
45 a. do seqüestro de CHARLES BURKE ELBRICK. Numa tentativa de causar real impacto ao governo, em 4 de setembro de 1969, a ALN e o MR-8 planejaram e executaram uma ousada manobra: o seqüestro do embaixador americano, no RIO DE JANEIRO. BURKE ELBRICK foi libertado, três dias mais tarde, em troca de quinze presos políticos e a divulgação de um comunicado manifestando seu "repúdio à ditadura militar". O embaixador foi solto em 7 de setembro de 1969. O deputado FERNANDO GABEIRA, que participou do seqüestro do embaixador relatou o evento no livro "O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?". O livro foi transformado em filme pelo diretor BRUNO BARRETO, em 1997. O jornalista FRANKLIN MARTINS diz o seguinte: “Pertencia à direção do MR-8 e participei diretamente da captura do embaixador, no BOTAFOGO. Foi tudo tenso, principalmente quando a polícia, chamada por uma moradora que estranhou a movimentação, chegou ao local. Felizmente, nada viram. Naquele dia, senti que dávamos um passo decisivo para tirar da cadeia um número importante de companheiros, muitos com a vida em risco”. FRANKLIN MARTINS tornou-se, nos tempos atuais, ministro de LULA (Comunicação Social). Quando 13 dos 15 prisioneiros trocados pelo embaixador ELBRICK voaram para CUBA a partir do MÉXICO, foram recebidos no aeroporto por FIDEL CASTRO (conforme documento da CIA, um memorando de inteligência coordenado pelo Gabinete de Estimativas Nacionais e Serviço Clandestino da agência de inteligência americana, de 7 de abril de 1970, intitulado “O seqüestro como tática terrorista na América Latina”). Desde então, embora o governo cubano tenha continuado a dar ampla publicidade aos seqüestros, também começou a ser preocupar com a vulnerabilidade de seus próprios diplomatas a ataques de exilados cubanos interessados em libertar prisioneiros anti-CASTRO em CUBA. O seqüestro do embaixador CHARLES BURKE ELBRICK foi cometido pela Ação Libertadora Nacional (ALN) e pela Dissidência Comunista da GUANABARA (DI-GB) que, na ação, assumiu o nome de Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) – na verdade, denominação de outro grupo, desmantelado pouco antes. O objetivo era uma novidade: em lugar de dinheiro, a libertação de 15 líderes de esquerda que estavam na prisão. É espantoso que o seqüestro, que desencadeou uma onda de ações semelhantes na AMÉRICA LATINA, tenha conseguido atingir essa meta. A improvisação e os erros – por exemplo, levar o motorista do diplomata dominado do consulado até o local onde ELBRICK foi colocado em uma KOMBI – ajudaram militares a localizar o aparelho onde o embaixador estava, em SANTA TERESA, no dia seguinte. Mas os guerrilheiros foram ajudados pela conjuntura: o governo não tinha comando único, estava dividido e sofria pressão dos EUA, que exigia seu diplomata livre e vivo. Então, o manifesto contra a ditadura foi lido na televisão, permitiu-se que os ativistas inicialmente fugissem, e os presos decolaram para o MÉXICO no dia 6.
Não sem reação por parte da extrema direita militar. Tropas de pára-quedistas tomaram a Base Aérea do GALEÃO para tentar impedir o embarque. Depois de constatar que o avião HÉRCULES já partira com 13 dos 15 integrantes da lista que embarcaram no RIO, os militares invadiram a Rádio Nacional, onde leram um manifesto de repúdio à “medida impatriótica”.  
45 a. falece o ex-governador de São Paulo, Brigadeiro JOSÉ VICENTE FARIA LIMA. Nasceu em 7 de outubro de 1909, no RIO DE JANEIRO. Falece em 4 de setembro de 1969. Seguiu a carreira militar do pai, alcançando a patente de brigadeiro. Foi prefeito de SÃO PAULO entre 1965 e 1969. Uma de suas obras foi a expansão e o alargamento da RUA IGUATEMI, que recebeu o seu nome em 1969.
45 a. de uma ocorrência em que um volkswagen explodiu na Rua MARIA ANTÔNIA, com terroristas no seu interior, no dia 4 de setembro de 1969. Morreram os terroristas ISHIRO NAGAMI e SÉRGIO CORREIA. Seus corpos se desintegraram com a violência da explosão. Até hoje não se sabe onde seria o atentado que iriam praticar. Uma terceira pessoa, embora ferida, teria fugido.
45 a. dos funerais do PM JOÃO GUILHERME DE BRITO, no dia 4 de setembro de 1969. O ex-combatente de 1932, ANTÔNIO DE FIGUEIREDO BORGES, representando a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, ressaltou as qualidades do falecido. O Capitão-Capelão da FORÇA PÚBLICA, LUÍS MARQUES BARBOSA, encomendou o corpo do soldado assassinado por terroristas. O delegado de polícia CORIOLANO NOGUEIRA COBRA representou a POLÍCIA CIVIL. O MAJOR JOÃO LUÍS BARCELO LESSA era o Comandante da GUARDA CIVIL. O Comandante da FORÇA PÚBLICA era o CORONEL EB CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO. No governo do Estado de SÃO PAULO estava ABREU SODRÉ.
42 a. nos JOGOS OLÍMPICOS DE MUNIQUE, o americano MARK SPITZ torna-se o primeiro atleta a ganhar sete medalhas de ouro, em 4 de setembro de 1972.       
41 a. falece PIOLIM, em 4 de setembro de 1973. Nasceu em 27 de março de 1897.
38 a. GEORGE W. BUSH é detido e multado por conduzir sob influência de álcool em 4 de setembro de 1976.
37 a. falece meu tio EDUARDO, em 4 de setembro de 1977. Casado com minha tia IRENE. Pai da minha prima RITA REGINA.
35 a. das seguintes anotações, em 4 de setembro de 1979, terça-feira: “Cumprimentamos, logo cedo, o CORONEL TRANCHESI, que está completando 52 anos hoje. Ele vem jogar volibol. Outros oficiais: TENENTE-CORONEL Res WALDEMAR NOGUEIRA, MAJOR JÓBIO e outros. Modificações na área de choque: são classificados no 2º BPChq: CAPITÃO JAHIR DUARTE, CAPITÃO DJALMA DÉSCIO SOBRINHO e 1ºs Tenentes BENEDITO RODRIGUES DA SILVA e CARLOS ALBERTO DE QUEIROZ. São classificados no 3º BPChq: CAPITÃO ALEXANDRE FARRATH, CAPITÃO CAUBY ZIMMERMANN DA COSTA e 1º TENENTE CLÓVIS SANTINON. O CAPITÃO SÉRGIO DA SILVA FIGUEIREDO é classificado no C Fin. O CAPITÃO BATISTA é transferido para o 8º BPMM. O CAPITÃO DALMIRO GOMES é transferido para o 10º BPMI, passando a adido ao CSM/MB. Outras notícias: Visita do Presidente a SÃO PAULO, 19 horas no ANHEMBI (Nota de Serviço nº CPC-O16/2-79. Com muito frio retorno a GUARULHOS. O 2º Dia da Conferência dos Não Alinhados. A gasolina não mais sofrerá aumento na 5ª feira (dia 6). Ficou para 2ª feira, dia 10. BNDE está processando o GRUPO LUTFALLA. Presidente ANUAR SADAT chega em ISRAEL para discutir fornecimento de Petróleo. NOVA YORK – 126 bancos assaltados em agosto (469 assaltos em 1979). FURACÃO “DAVI” causa mil mortes na REPÚBLICA DOMINICANA, que agora espera o furacão “FREDERICK”. Falece DENNIS SEFTON DELMER, jornalista britânico (nasceu em 1904).
34 a. das seguintes anotações (4 DE SETEMBRO DE 1980): CPChq muito movimentado com os jogos de volibol: Cel TRANCHESI (completando hoje 53 anos de idade), Cel JUVENAL, Cel COUTINHO, Major NIOMAR, Major JÓBIO, Cap PLÍNIO e os Cel Res ASSIS, GAÚCHO, WALDEMAR NOGUEIRA, WÁLTER LARA, ROLDÃO e outros: chega a cadeira de barbeiro no CPChq; o Major CRISCIBENE enfrenta problemas terríveis com seu filho WÁGNER, de 20 anos. O próprio oficial vê sua saúde alterada por causa do filho; leitura de DEUS APOSENTADO; Cel ZECHMANN passa pelo CPChq. Conversamos sobre os acontecimentos de maio de 1970 (LAMARCA e a morte do 2º Tenente MENDES JÚNIOR). O nosso comandante era da FLORESTAL nessa época; comentários sobre o tenente RAPACI, reconhecido como um dos agressores da FREGUESIA DO Ó, em 21 de junho; aprovada a emenda ANÍSIO DE SOUZA – mandatos prorrogados por dois anos; LUÍS EULÁLIO VIDIGAL é eleito novo presidente da FIESP; BANCO REAL foi assaltado pelo próprio vigia;  o Secretário da Segurança Pública depõe na CPI da violência no SENADO – OCTÁVIO GONZAGA JÚNIOR; o PAPA defende uma POLÔNIA independente; casa a filha de IBRAHIM SUED – um jantar de 3.000 talheres no JOCKEY CLUB; presidente FIGUEIREDO no RIO GRANDE DO SUL; leio O REI CAVALEIRO.
33 a. da atriz BEYONCÉ KNOWLES. Nasceu em HOUSTON, no TEXAS, em 4 de setembro de 1981. É filha do produtor musical MATHEW KNOWLES e da estilista TINA BEYONCÉ. Começou sua carreira musical em 1993 com o grupo DESTINY´S CHILD, com o qual vendeu mais de 50 milhões de discos. Em 2003, BEYONCÉ lançou o seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo, “DANGEROUSLY IN LOVE”, que ganhou o prêmio SOUL TRAIN MUSIC AWARDS e revelou a música “CRAZY IN LOVE”. Em 2004, já receberia seis indicações ao GRAMMY AWARDS, vencendo cinco categorias.  Seus álbuns: DESTINY´S CHILD (1998); THE WRITING´S ON THE WALL (1999); SURVIVOR (2001) e DANGEROUSLY IN LOVE (2003). Trabalhou nos filmes: “AUSTIN POWERS” (2002); “PANTERA COR-DE-ROSA”(2006); “CADILLAC RECORDS” (2008); “HIP HOPERA” (2001) e “THE TIGHTING TEMPATATIONS” (2003). Lançou em 2008 o álbum “I AM...SASHA FLERCE”.
32 a. lançamento do último álbum do grupo THE WHO “IT´S HARD”, em 4 de setembro de 1982.
32 a. da decisão da CHINA de abandonar oficialmente o maoísmo em cerimônia no Congresso Comunista Chinês, ocorrido em PEQUIM, em 4 de setembro de 1982.
29 a. em que o GENERAL FIGUEIREDO foi inaugurar as obras no aeroporto de SALVADOR (que hoje tem o nome de LUIZ EDUARDO MAGALHÃES, filho do SENADOR ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES) e o ministro da AERONÁUTICA, BRIGADEIRO DÉLIO JARDIM DE MATTOS, fez um discurso duríssimo, chamando de “traidores e covardes” os que não apoiavam MALUF à presidência da República. Contra a opinião de TANCREDO NEVES, ACM devolveu os insultos numa nota igualmente dura. No mesmo dia, 4 de setembro de 1985, TANCREDO se encontrou, no RIO, com o ex-presidente ERNESTO GEISEL, que também não gostava de MALUF. A TV GLOBO repetiria várias vezes a nota com que ACM replicou o ataque de DÉLIO JARDIM DE MATTOS. O episódio marcou o último vagido do confronto entre militares e políticos da oposição: dali em diante foi ficando cada vez mais claro que TANCREDO tinha articulações amplas, enquanto PAULO MALUF patinava nas restrições a seu nome.
28 a. falecem: o técnico de futebol OTO GLÓRIA e o organista brasileiro ITER WANDERLEY, em 4 de setembro de 1986.
28 a. da aceitação, por parte de YASSER ARAFAT, da resolução 242 da ONU, que supõe o implícito reconhecimento do direito à existência de ISRAEL, em 4 de setembro de 1986.
27 a. das anotações feitas em 4 de setembro de 1987. o sexto aumento do ano no preço dos combustíveis eleva o litro da gasolina para CZ$27,70; o litro do álcool para CZ$18,10, óleo diesel CZ$11,30; o botijão de gás de cozinha CZ$138,00. O Metrô pára hoje, num protesto contra punição de cinco funcionários. O trânsito fica muito difícil. No CAES, uma manhã trabalhosa com as quatro provas de CIÊNCIAS SOCIAIS. O Professor AMAURI chega às 8 horas. Logo começamos essa verificação. Em CIÊNCIA POLÍTICA somos obrigados a discorrer sobre o lapso de tempo entre as Duas Grandes Guerras; em SOCIOLOGIA (Professor JOAQUIM, atual Presidente da FEBEM) – As Desigualdades Sociais; em CONJUNTURA NACIONAL (Professor DOUGLAS) – o Presidencialismo e o Parlamentarismo e as falhas para a redemocratização do País; em COMUNICAÇÃO SOCIAL (PERCIVAL DE SOUZA) – os atritos entre jornalistas e oficiais da Corporação. São 12 horas quando deixo o CAES, despedindo-me dessas matérias. Descanso no 2º BPChq. Mais tarde vou visitar o filho do CARMELO no Hospital CRUZ AZUL Ali assisto o mesmo se submeter a um ecocardiograma.  Notícia triste sobre o GOL que não quero comentar. O PM BATISTA fica na rua porque esqueceu de abastecer o carro. Depois, um caminhão que está fazendo entrega de televisão, acerta o paralama dianteiro esquerdo. O motorista desse caminhão assume a culpa. Não fico de serviço hoje, adiando para domingo por causa da viatura que me serve. A paralisação do Metrô causa grandes dificuldades ao trânsito na hora do “rush”. Demoro para chegar em casa. LUCINDA recebe 42 mil cruzados do meu ordenado. Foi sepultado hoje o deputado federal do RIO, ALAIR FERREIRA. Foi vítima de um infarto, ontem, quando fazia a barba. LUCINDA assiste o último capítulo da novela O DIREITO DE AMAR.
26 a. da agressão sofrida por SÉRGIO KHAIR, por PMs, quando fazia cooper na Avenida FARIA LIMA, em 4 de setembro de 1988.
25 a. falece o escritor GEORGES SIMENON, em 4 de setembro de 1989.
25 a. do assassinato de JECAR NEGHEME, alto dirigente da esquerda revolucionária do CHILE, por grupos ultradireitistas, em 4 de setembro de 1989.
25 a. da explosão de um avião cubano em HAVANA, matando 170 pessoas, em 4 de setembro de 1989.
24 a. falece a atriz IRENE DUNNE, em 4 de setembro de 1990.
23 a. da festa em CAMPINAS onde o Cel. MARCO RÉGIS RAGGHIANTTI CORDEIRO recebeu o diploma de cidadão campinense, no dia 4 de setembro de 1991. Ele comandava o CPA-I-2, na época.
23 a. falece HENRY DE LUBAC, membro do COLÉGIO DE CARDEAIS, em 4 de setembro de 1991.
23 a. transf. reserva: Cel. GENÉSIO GUARINO, Cel. ILDO DE OLIVEIRA BARROS, Maj. OSWALDO BESELGA e Major PEDRO BILLÓ, em 4 de setembro de 1991.
21 a. do suicídio de HERVÉ VILLECHAISE, o TATOO da “ILHA DA FANTASIA”, em 4 de setembro de 1993. Nasceu em 1943.
21 a. casamento TOMÁS DE AQUINO e APARECIDA DE JESUS, no dia 4 de setembro de 1993. TOMÁS é filho do JOÃO DE DEUS NOGUEIRA.
20 a, falece GEORGES SIMENON, escritor inglês, em 4 de setembro de 1994. Nasceu em 1903.
19 a. falece o ator de teatro, cinema e televisão brasileiros PAULO GRACINDO, em 4 de setembro de 1995. Nasceu em 1911.
18 a. falecem: o ator WÁLTER FORSTER e a mãe de Dona EMÍLIA, nossa vizinha, em 4 de setembro de 1996.
17 a. das anotações de 4 de setembro de 1997, uma quinta-feira: “Sete pessoas morreram e 192 ficaram feridas num triplo atentado suicida lançado pelo grupo palestino HAMAS num movimentado calçadão de JERUSALÉM. Entre os mortos estão os três terroristas suicidas, cujos corpos ficaram despedaçados. US OPEN: numa semifinal teremos o sueco JONAS BJORKMAN contra o canadense naturalizado inglês GREG RUSEDSKI. O terceiro semifinalista é o australiano PATRICK RAFTER que hoje derrotou o sueco MAGNUS LARSSON. PATRICK RAFTER enfrentará o vencedor da partida entre MARCELO RÍOS e MICHAEL CHANG.
Teremos muito calor nesta manhã, bem pior que nos primeiros dias de setembro. Observo os remendos que estão sendo feitos pela TELESP na Rua AUAD ABRAHÃO. Dias atrás, foram feitas valetas na Av. BRIGADEIRO FARIA LIMA. CARMELO, PASSOS, MÁRIO MARGARIDO, OREZ estão ocupados com aulas. OREZ está acompanhado do ALZENIR numa palestra na CRUZ AZUL. Discutimos a problemática DROGAS DENTRO DA CONEXÃO BRASIL 3. No MMDC, meu colega de turma e conselheiro da Sociedade, CORONEL Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, vem nos visitar. Fala que o nosso companheiro, CORONEL Res PAZELLI, está bastante desleixado com a saúde, bebendo muito e inchado. Quase não sai de casa, cansando-se ao se locomover. Por aqui, no MMDC, também passam o veterano MENDES, de 82 anos, e o também veterano, CORONEL EB Ref ATILIANO, que tem 88 anos de idade. O CORONEL CANAVÓ trata de detalhes quanto à participação dos veteranos na PARADA DE SETE DE SETEMBRO.
Retorno mais cedo para GUARULHOS. Na TV assisto, entre outras reportagens, o drama da INGLATERRA com a morte da PRINCESA DIANA.
Um cabo da rede elétrica estoura na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, por volta das 22 horas, deixando as casas às escuras. Vou deitar mais cedo, encerrando uma leitura sobre CANUDOS, na revista VEJA.
Pela SUPERCOPA DOS CAMPEÕES DA LIBERTADORES, o SÃO PAULO goleia o VELEZ SARSFIELD, de CHILAVERT, por 5 a 1, no MORUMBI. DODÔ faz dois gols. Já o SANTOS não tem sorte. Vencia o RACING por 2 a 0 e perde o jogo por 3 a 2.”
A BAHIA comemora o 70º aniversário do Senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, dos quais são dedicados 55 à vida pública. 
17 a. falece ALDO ROSSI, arquiteto italiano, em 4 de setembro de 1997. Nasceu em 4 de setembro de 1931.
16 a. do desabamento do telhado da Igreja Universal do Reino de Deus, em OSASCO, matando 23 pessoas e ferindo 560. Cerca de 1.500 fiéis estavam em vigília de orações no momento do acidente, em 4 de setembro de 1998. Outras noticias nesta sexta-feira: o mês de setembro poderia ser agradável se não trouxesse nos seus primeiros dias o problema da doença do MÁRIO. Manifestada em 10 de agosto, complicou-se a tal ponto de ser necessária a sua internação no Hospital Regional de FERRAZ em 22 de agosto (sábado). Foi internado na UTI em 27 de agosto e onde permanece. Hoje cedo converso com o ADALVO, que sofre com a situação do MARIO. Complicam-se alguns órgãos, principalmente os rins e os pulmões.
CORONEL PM RENALDO, tesoureiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC está causando sérios transtornos com a sua “falta de tempo” para ir à NOSSA CAIXA/NOSSO BANCO. Com isso não se pode movimentar o dinheiro transferido da Secretaria da Cultura para o MMDC. Disse ele, ontem, que hoje estaria ao meio-dia na Sociedade para ir comigo ao banco. Isso não acontece. Às 11:30 horas telefono para a Diretoria de Finanças onde ele se acha em reunião com os responsáveis por verbas junto à Policia Militar. Mais tarde, já no MMDC, recebo um telefonema do veterano GERALDO FARIA MARCONDES. Recrimina a maneira pela qual o presidente da Sociedade vem se conduzindo nesses dois anos de gestão. Fala até que ele deveria pedir demissão. Faz planos para 1999 quando acontecerá a eleição do novo presidente e a mudança da cúpula da Polícia Militar. Ao mesmo tempo em que converso com o Senhor MARCONDES, o CORONEL CANAVÓ faz sua política de aversão à FHC com uma pessoa que professa seus arrevesados pensamentos. Deixo o MMDC antes das 16 horas. Em casa, noto que o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA está pintando as grades da garagem.
Converso, por telefone, com minha mãe. Diz ela que o MÁRIO está com os olhos abertos e, quando da visita da namorada MARA, esboçou movimentos faciais. Ele continua na UTI.
A Seleção Brasileira da era VANDERLEY LUXEMBURGO começou a ganhar corpo hoje. Foram anunciados os 22 jogadores convocados para o amistoso da estréia do substituto de ZAGALLO, dia 23, contra a IUGOSLÁVIA, em SÃO LUÍS DO MARANHÃO. Apenas são chamados quatro jogadores que estiveram na COPA DO MUNDO. Os outros eleitos são novatos na Seleção.
A rodada do US OPEN de hoje não teve surpresas. O holandês RICHARD KRAJICEK venceu o americano ALEX O´BRIEN. O russo YEVGENY KAFELNIKOV bateu o alemão TOMMY HAAS e o alemão TIM HENMAN eliminou o espanhol FÉLIX MANTILLA. Na chave feminina, MÔNICA SELES, de 24 anos, bateu ANNIE MILLER. STEFFI GRAF, de 29 anos, venceu a croata MIRJANA LUCIC e JANA NOVOTNA, de 29 anos, derrotou a francesa SANDRA TESTUD.  
15 a. da assinatura em SHARM EL-SHEIK (EGITO), do acordo de “WYE PLANTATION”, pelo líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), e o primeiro-ministro de ISRAEL, EHUD BARAK, acordo que prevê a retirada israelense da CISJORDÂNIA, em três fases, em 4 de setembro de 1999. Outras anotações neste sábado: LUCINDA cuida da casa, desde cedo, a fim de receber a visita de sua irmã MARGARIDA e PAULO ISHIKAWA. O PAULO e a MARGARIDA visitaram dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA e da MARGARIDA. Trazem a notícia de que o MANECO (irmãos delas) não está bem de saúde, sofrendo das vistas da diabetes. Emagreceu bem.
Com o PAULO assisto o jogo amistoso internacional, pela BANDEIRANTES, no MONUMENTAL DE NUÑES, BUENOS AIRES. A ARGENTINA vence o BRASIL por 2 a 0. Os gols são de VERON e CRESPO.
BRASIL: DIDA; CAFU, ANTÔNIO CARLOS, SCHEIDT e ROBERTO CARLOS; ÉMERSON, VAMPETA (MARCOS ASSUNÇÃO), RIVALDO e ZÉ ROBERTO (ALEX); RONALDINHO e RONALDO ASSIS (ÉLBER).
Faleceu o ex-jogador de futebol  e ex-treinador ORLANDO PEREIRA, mais conhecido como ORLANDO LELÉ, de 50 anos, vítima de embolia pulmonar. Ex-ídolo das torcidas do SANTOS, VASCO e AMÉRICA-RJ, com passagem pela Seleção brasileira. A embolia foi conseqüência de um grave desastre que ele sofreu há um ano, em BRASÍLIA, onde dirigia a equipe do GAMA. ORLANDO levou um tombo no banheiro de sua casa e fraturou a coluna. Ficou paraplégico, condenado a viver numa cadeira de rodas.
Resultados do Campeonato brasileiro: BOTAFOFO (SP) 1 x FLAMENGO 4; SPORT (RECIFE) 1 x SANTOS 0; BOTAFOGO (RJ) 2 x INTERNACIONAL (RS) 3; GRÊMIO 0 x SÃO PAULO 4.
O 1º Ministro de ISRAEL, EHUD BARAK e o presidente do governo autônomo palestino, YASSER ARAFAT, assinaram hoje, no EGITO, um acordo que marca o relançamento do processo de paz no ORIENTE MÉDIO.
No TIMOR LESTE, a festa pela vitória da opção pela independência do território, ex-colônia portuguesa, ocupada pela INDONÉSIA em 1875, no plebiscito realizado em 30 de agosto, foi ofuscada pela violência das milícias pró-INDONÉSIA, com ameaça de degeneração para uma guerra civil.     
14 a. em que PIMENTA NEVES, 63 anos, foi transferido da Clínica PARQUE JULIETA para o 77o. DISTRITO POLICIAL em SANTA CECÍLIA, no centro da cidade (4 de setembro de 2000). O jornalista passou a dividir uma cela de cinco metros quadrados com os protagonistas de duas outras manchetes: - MATEUS DA COSTA MEIRA, o estudante de medicina que metralhou a esmo os espectadores de um cinema, matando três deles, e o ex-vereador VICENTE VISCOME, símbolo da máfia que tomou conta da Câmara Municipal. MEIRA e VISCOME estavam no 77o. DP desde l3 de Janeiro de 2000.
14 a. em que foi negado, no dia 4 de setembro de 2000, o pedido de  revogação da prisão preventiva do juiz foragido NICOLAU DOS SANTOS NETO - O LALAU – acusado pelo fabuloso desvio de verbas das obras do Fórum Trabalhista de SÃO PAULO.
14 a. da identificação de uma peça metálica suspeita de ser a responsável pela queda do avião CONCORDE que fazia a rota PARIS–NOVA YORK, em que morreram 113 pessoas, no dia 25 de julho de 2000.Com 43 centímetros, a lâmina retorcida caiu de um DC-10, que tinha levantado vôo momentos antes, e furou um pneu do CONCORDE. Essa identificação foi realizada no dia 4 de setembro de 2000.

ACONTECEU EM 4 DE SETEMBRO DE 2001 : -    TERÇA-FEIRA
O movimento grevista do judiciário estadual continua. Com temperatura de 32ºC, por volta das 11 horas, vejo a concentração dos grevistas defronte o fórum da JOÃO MENDES. Preparam-se para uma passeata. Mantenho um contato com o TENENTE PM CHERATTO, do Centro de Seleção e Alistamento da Polícia Militar. Trata-se de um candidato – MARCO ANTÔNIO GIANELLA – irmão do PM AUGUSTO, da 2ª Companhia do 12º BPMM – que está lutando para entrar na PMESP. A resposta de sua aprovação ou não será dada no dia 18. Converso com o senhor NELSON WOLFF, que foi escoteiro em 1932, pedindo para que ele desfile no 7 de setembro. O ex-combatente THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO telefona-me e diz que não está em condições de desfilar. Também mantenho contatos telefônicos com o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e com o senhor SOFFREDI.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES telefonou-me para combinar um encontro amanhã na APMBB, na solenidade de passagem do Comando. O senhor MARCONDES confirma a sua vontade de ir nessa solenidade. Marco um encontro com ele em sua residência, às 9 horas, para irmos à Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Em casa, LUCINDA conta-me que o REGINALDO operou a vesícula ontem, numa operada operação cirúrgica.  

IOLANDA PEREIRA, a primeira mulher a conquistar o título de MISS BRASIL, em 1930, e a primeira brasileira a vencer o concurso de MISS UNIVERSO, faleceu hoje (4 de setembro), aos 90 anos, no LEBRON, em casa, vítima de complicações de uma infecção respiratória, deixando três filhos, oito netos e sete bisnetos.

Faleceu ontem PAULINE KAEL, aos 82 anos, vítima do MAL DE PARKINSON. Escrevia no NEW YORKER, como colunista e crítica do cinema norte-americano. Publicou 13 livros.

PALESTINO SE DISFARÇA DE JUDEU E DETONA BOMBA: -Quinze pessoas ficaram feridas na explosão da bomba que o terrorista carregava na mochila. O suicida morreu sorrindo. O incidente aconteceu a uma quadra da pizzaria onde, no dia 9 de agosto, outro atentado suicida matou 15 pessoas, incluindo o brasileiro JORGE BALAZS.

LUCIANA DOS SANTOS SOUSA, 24 anos, namorada de FERNANDO DUTRA PINTO, que usou o nome de JÊNIFER no seqüestro de PATRÍCIA ABRAVANEL, estava em BOM JESUS DA LAPA e se entrega para a polícia na BAHIA. LUCIANA confessou sua participação no planejamento e execução do seqüestro da filha de SÍLVIO SANTOS. Ela atendeu os apelos de sua mãe, EULINA, e pôs fim à sua própria caçada. Ela disse que tratou PATRÍCIA muito bem no cativeiro, chamando-a de princesa.
Sua amiga e parceira TATIANE PEREIRA DA SILVA, 18 anos, foi presa em CAMPINAS, na casa do irmão de FERNANDO, ESDRAS DUTRA PINTO. Ela tomava conta da casa alugada (onde PATRÍCIA ABRAVANEL ficou). Cozinhava para os integrantes da quadrilha. As duas estão com prisão temporária decretada.

 2 002  :  -    QUARTA-FEIRA
A edição do JORNAL DA TARDE do dia 4 de setembro destacava que o avião em que LULA, candidato à Presidência, estava no PARANÁ havia tido complicações e não completou o trajeto. Além disso, CIRO GOMES e SERRA empatavam em segundo lugar, com 17% cada um. Na capital, o esquema de funcionários do Serviço Funerário, no qual eles cobravam a mais pelas flores vendidas, havia sido descoberto.

A mãe da LUCINDA, dona ESMERALDA, que continua em casa, recebeu nesta manhã a visita do filho MANECO. Conversaram muito tempo e ele quer que sua mãe retorne para casa, argumentando que deverá sofrer uma operação das varizes, na semana que vem.
Acontece que o estado precário da saúde de dona ESMERALDA, aliado aos problemas mentais, não pode permanecer sem que uma pessoa fique ao seu lado. LUCINDA não quer que sua mãe retorne para sua casa.
Enfrentando uma manhã gelada, vou sair de casa quase às 11 horas e, quando chego no MMDS, os oficiais já tomaram seus destinos. Apenas dois deles vão chegar depois do meio-dia, mas nada podem auxiliar. Logo mais estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES não vem na Sociedade, mas telefona quatro vezes para mim. Quer mesmo a realização do hasteamento da BANDEIRA NACIONAL no IBIRAPUERA amanhã, muito embora não possa contar com a presença do COMANDANTE GERAL. Um CORONEL irá representá-lo, conforme acertou com o CORONEL CELSO.
Visitam-me o ELÁDIO e o procurador de Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ. O Professor EGBERTO, nosso mestre de DIREITO PENAL E PENAL MILITAR na ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO, quer fazer palestras na APMBB. Já conversara com o CAPITÃO POSSEBOM sobre essa pretensão do doutor EGBERTO.    
Quando chego em casa, encontro a KÁTYA com o pequeno IAGO visitando dona LUCINDA. A bisavó está encantada com o filho do seu neto PAULO CÉSAR.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR foi-me buscar o DICIONÁRIO LAROUSSE, um prêmio do jornal AGORA para quem juntou noventa selos de uma promoção.
Cumprimento o CORONEL Ref. NELSON TRANCHESI que hoje está completando setenta e cinco anos .

No Campeonato Brasileiro, nesta noite, do trio de ferro, só o CORINTHIANS sentiu o sabor da vitória. Com um golaço de bicicleta de FÁBIO LUCIANO o time de CARLOS ALBERTO PARREIRA bateu o PAYSANDU, por 1 a 0, em BELÉM. No PARQUE ANTÁRTICA, o PALMEIRAS amargou um empate de 2 a 2 com o CORITIBA. Em MINAS, o SÃO PAULO foi derrotado pelo CRUZEIRO por 3 a 1, mas continua líder. Outros resultados: SÃO CAETANO 2 x GUARANI 1; GAMA 0 x PONTE PRETA 0 ; VASCO 1  x ATLÉTICO MINEIRO 2 ; FLAMENGO 5 x FLUMINENSE 2 ; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x BOTAFOGO 0 ; BAHIA 3 x PARANÁ  2.

Uma mulher e um bebê foram salvos do ataque de dois cães rottweiler e um pitbull por uma cadela conhecida por XUXA, no GUARUJÁ, litoral norte de São Paulo. A cadela ficou ferida na luta com os cães e recebeu tratamento veterinário pago pela dona dos atacantes. Em CAMPINAS, a vira–lata FEITICEIRA encontrou uma carteira com trezentos reais, seguiu o dono, um catador de papelão, e a devolveu.

SETE PESSOAS morreram e duas foram internadas em estado grave em duas chacinas hoje, em GUARULHOS e em AMERICANÓPOLIS, na zona sul. Com esses dois crimes, sobe para 51 o número de chacinas na Grande São Paulo, este ano, elevando para 168 o número de mortos. GUARULHOS registrou a quarta chacina em menos de 15 dias. Mãe e três filhos foram executados no Parque SANTOS DUMONT, no início da madrugada. Cinco homens encapuzados arrombaram a porta quando todos dormiam. Além da dona de casa, MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA SANTOS, de 50 anos, e de seus filhos, estavam na casa as mulheres de dois deles e três crianças pequenas. As mulheres e as crianças foram colocadas num canto, mas MARIA JOSÉ não quis sair de perto do filho ANTÔNIO CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS, de 21 anos. Os outros filhos, JOÃO NILSON DE OLIVEIRA SANTOS, de 23 anos, e JOSÉ OLIVEIRA SANTOS, de 28, tiveram de se ajoelhar e também foram assassinados.

O corpo do policial civil MARCOS AUGUSTO DE PAULA, de 37 anos, apareceu hoje boiando no RIO ACARI, na zona norte do RIO. Ele sumira na noite de 1 º de setembro, domingo, no caminho entre sua casa, em JACAREPAGUÁ, na zona oeste, e a Delegacia de Capturas – Suburbana, na norte. A polícia acredita que ele tenha sido interceptado por um “bonde” (comboio de traficantes).
No ano passado, MARCOS AUGUSTO prendeu o traficante RATINHO, suspeito de matar TIM LOPES. RATINHO fugiu e foi recapturado recentemente.

FALECEU aos 87 anos o diretor e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA de SÃO PAULO, Professor Doutor ORLANDO JORGE AIDAR.
 
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA: CORONEL PM ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, do COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS. Nasceu em 19 de abril de 1950. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 2 de março de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 18 de setembro de 1971. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1972; 1º Tenente – 24 de maio de 1977; Capitão – 15 de dezembro de 1983; Major – 24 de maio de 1990; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1995; CORONEL – 26 de agosto de 1998.

ANUNCIADO um pacote de ajuda às empresas aéreas brasileiras de um bilhão de reais. O socorro do governo prevê o perdão de uma dívida de quinhentos milhões de reais em impostos, redução de custos com operações de seguro e facilidades na importação de peças e equipamentos. O anúncio se deu em BRASÍLIA.

DERROTADO o DREAM TEAM americano pelo placard de 87 a 80 pela seleção argentina. É o registro da primeira derrota em mundiais do time dos ESTADOS UNIDOS com atletas da liga profissional.

FALECEU o criador da filosofia do pensamento positivo, W. CLEMENT STONE, fundador do AON CORP, um conglomerado de seguradoras avaliado em dois milhões de dólares. Nos EUA, aos CEM ANOS, de causa não revelada.

O presidente da ÁFRICA DO SUL, THABO MBEKI, encerrou a RIO + 10, lançando um apelo para que a sociedade civil mundial pressione os governos pelo cumprimento dos compromissos de preservação assumidos em JOHANNESBURGO. O BRASIL e outros países tentaram demonstrar que a cúpula não foi um fracasso. O Secretário de Estado dos EUA, COLIN POWELL, foi vaiado por ambientalistas ao prometer ajudar países pobres e derrubar barreiras protecionistas.
 
MORREU o pianista francês de origem polonesa VLADO PERLEMUTER em um hospital na capital francesa, aos 98 anos. Nascido em maio de 1904, em KOWNO (atual KAUNAS, na LITUÂNIA), PERLEMUTER imigrou para a FRANÇA ainda criança, onde estudou no Conservatório de PARIS. Lá, ganhou seu primeiro prêmio, aos 15 anos. Em 1925, conheceu RAVEL, de quem foi aluno e um dos seus principais intérpretes. Ele, aliás, gravou a obra integral para piano do compositor de BOLERO. Outros autores com quem esteve bastante associado foram CHOPIN, LISZT, SCHUMANN , PROKOFIEV e BARTOK.

Na BANDEIRANTES, às 22:15  horas, assisto o filme A VISÃO DO CRIME, de 1991, com BRUCE BOXLEITNER, LAURA JOHNSON, GLENN PLUMMER e ROBERT CULP. Médium ajuda detetive que caça serial killer. Ele esfola suas vítimas e a suspeita é de que seja um famoso cirurgião plástico que busca material para suas operações Um típico filme de horror.

2 003   :  -   QUINTA-FEIRA
O CENTRO CULTURAL SÃO PAULO abre hoje para o público uma exposição com 42 imagens do fotógrafo LUÍS ANTÔNIO DA COSTA. Mais conhecido como LA COSTA, ele foi assassinado em julho passado, quando registrava uma invasão de SEM TETO em terreno da VOLKSWAGEN, em SÃO BERNARDO. A MOSTRA “LA COSTA, TRAJETÓRIA DE UM REPÓRTER FOTOGRÁFICO”, ficará em cartaz até 14 de setembro.

Manhã muito desagradável. O relógio não despertou às 4:45 horas e faz com que o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR perca o horário para sair de casa. Em conseqüência, chega atrasado para o serviço no CSM/AM.
Mais tarde, faço uma ligação com o CSM/AM e converso com o JOÃO. Ele me explica que está tudo em paz. Sua mãe fica mais sossegada. Saio de casa bem depois das 11 horas e vou diretamente para a Sociedade. Às 12,30 horas, cruzo com o Cel MENDES. Ele está levando sua esposa, dona OÇAINE, ao médico. Tendo em vista esse problema, procuro com a ajuda de dona CÉLIA e VASCO, confeccionar uma capa para a relação dos ASPIRANTES DE 1963, bem como ”xerocar” o discurso do governador ADHEMAR DE BARROS, as fotografias dos aspirantes, um quadro dos apelidos da turma e um artigo do então CADETE BELOTTI, na despedida dos aspirantes de 63 da ESCOLA DE OFICIAIS. Isso demora algum tempo. Dona CÉLIA é zelosa e apronta com carinho esse “pacote” de lembranças que iremos distribuir amanhã na nossa festa dos 40 anos de aspirantado. O Cel MENDES vai chegar depois das 16 horas. Conversamos com o Cel Ref ALAOR GODÓI na porta da Sociedade, quando da chegada do MENDES. Ele foi nosso comandante na ESCOLA DE OFICIAIS.
Recebo a visita do 1º Tenente ANÍSIO, nosso conselheiro, que está arrumando sócios nos quartéis da área CENTRO, bem como dar instrução aos recrutas a respeito do Movimento Constitucionalista de 32.
A filha do ex-combatente AMADEU BATISTA ROMANO vem até o MMDC para explicar que seu marido fez o contato com CAIO CAVALCANTE, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Seu pai está internado no HOSPITAL SÃO CONRADO e precisa ser transferido para o SERVIDOR PÚBLICO. Mais tarde, o CAIO mantém um contato telefônico comigo e me diz que está tudo certo no SERVIDOR, faltando apenas o aval do médico do paciente, no SÃO CONRADO. AMADEU nasceu em 3 de abril de 1912. Serviu no BATALHÃO DO BRÁS, na época da revolução de 32. Consta da relação de presos da ILHA DAS FLORES. É nosso sócio (n º 1482) desde 19 de março de 1959.
Comparece no MMDC o AMÉRICO. Traz um recado do VICTÓRIO explicando as confusões geradas no dia 3 de setembro no  MMDS. O culpado dos atropelos daquela manhã foi o DAMIAN. Os oficiais aceitaram a minha tese de que ele não poderia pertencer à Entidade, pois já arrumou muitos casos para nós. Mais tarde o próprio VICTÓRIO pede para que eu retorne ao MMDS na semana que vem, pois amanhã terei o compromisso na APMBB.
Passam das 16 horas quando deixo o Cel MENDES terminando de aprontar o dossiê que iremos entregar amanhã aos nossos companheiros. Vou embarcar, tranqüilamente, no EXPRESSO COCAIA. Em casa, o IAGO dá o show. Ele foi trazido pela KÁTYA e não quer deixar o pai.

O novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – ROLF HACKBART, assumiu o cargo hoje criticando a Medida Provisória nº 2.183, editada no governo FERNANDO HENRIQUE para inibir invasões de terras. “O arcabouço institucional e legal existente é mais do que suficiente para realizar e agilizar a reforma agrária”, disse HACKBART.

Acusada de liderar a seita que teria castrado e assassinado meninos em ALTAMIRA, no sudoeste do PARÁ, VALENTINA DE ANDRADE teve sua prisão preventiva decretada e foi detida hoje, quando entrou no Tribunal de Justiça do PARÁ e foi levada ao Centro de Recuperação Feminino, na região metropolitana de BELÉM, onde deverá aguardar seu julgamento. Ainda hoje, outro acusado, o médico ANÍSIO FERREIRA DE SOUZA, foi condenado a 77 anos de prisão. VALENTINA iria embarcar às 9 horas, no aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, num vôo da VARIG que a levaria a BUENOS AIRES, na ARGENTINA. Ao perceber que havia agentes da Polícia Federal no aeroporto, VALENTINA chegou a abandonar parte da bagagem no local, hospedando-se num hotel com o nome falso de “VALENTINA MUNHOZ”.

O chinês naturalizado brasileiro CHAN KIM CHANG, 46 anos, morreu hoje em conseqüência de suposto espancamento que teria sofrido no presídio estadual ARY FRANCO. Laudo do Instituto Médico Legal, divulgado hoje, indica que o prisioneiro sofreu espancamento no presídio estadual ARY FRANCO. CHANG morreu às 20:40 horas, após oito dias em coma, com traumatismo craniano. Para o secretário estadual de Direitos Humanos do RIO, JOÃO LUIZ DUBOC PINAUD, é impossível que CHANG tenha se autolesionado a ponto de entrar em coma, conforme a versão dos agentes penitenciários – a de que ele teve um surto psicótico e bateu com a própria cabeça num arquivo de metal. CHANG foi internado na quarta-feira da semana passada. Dois dias antes, havia sido preso pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional TOM JOBIM, ao tentar embarcar com 30 mil dólares sem declará-los. Levado para o ARY FRANCO na terça-feira, dias 26, foi encontrado no dia seguinte desmaiado.

O garçom VALDINEI SABINO DA SILVA, de 25 anos, foi solto hoje, após passar 16 dias na prisão, acusado de ter participado do assassinato do empresário JOSÉ NELSON SCHINCARIOL, em ITU. Após ser definitivamente inocentado do crime que não cometeu, ele contou detalhes de seu drama pessoal. Segundo VALDINEI, os policiais invadiram sua casa, o algemaram e o colocaram em um furgão. Foi ali que começou seu pesadelo: “Eles começaram a bater em mim ali mesmo. O tempo todo faziam perguntas e, na hora de eu responder, eles me davam tapas nos ouvidos e batiam nas minhas costas com uma arma calibre 12” . Na sede do DHPP, na Capital, ele diz que passado frio e levado chutes no peito.

Sem conseguir dirigir o carro, o professor CARLOS ALBERTO MARCELINO DE CARVALHO, de 28 anos, bateu hoje seu CHEVETTE vermelho no muro de uma creche, na zona sul. Segundos antes, testemunhas viram um homem sacar uma arma e disparar. Ele morreu logo depois. O assassino estava num MONZA e teria atirado em CARVALHO por causa de uma briga de trânsito. O rapaz foi socorrido pelo pai, que passava pela Avenida NOSSA SENHORA DO SABARÁ e viu o filho dentro do veículo. O professor havia casado recentemente e dava aula de história e geografia.

Um trote causou medo em 104 passageiros da TAM e fez com que o esquadrão anti-bomba da Polícia Civil fosse hoje para o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de SÃO PAULO. Uma mala teve de passar pelo aparelho de raio X, mas só foi encontrado uma câmara de vídeo, doce de leite e zíperes. Um telefonema anônimo à INFRAERO informou que o vôo 3731, que vinha de UBERLÂNDIA para SÃO PAULO, tinha uma bomba. A ligação ocorreu durante o vôo, que pousou às 17:43 horas. Uma varredura teve de ser feita e duas malas foram consideradas suspeitas. As emissoras de TV criaram expectativa sobre a suposta bomba por mais de duas horas.

ESCOLHIDO o novo presidente da FUNAI, o antropólogo MÉRCIO PEREIRA GOMES. Ele assume o cargo no lugar de EDUARDO AGUIAR DE ALMEIDA, demitido no dia 14 de agosto pelo ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS. O nome somente foi anunciado hoje.

2 004  :  -   SÁBADO
Começa a 31ª FESTA DE SAN GENNARO, na rua SAN GENNARO e LINS, na MÓOCA (atrás da igreja SÃO JANUÁRIO). Promete muita música e comida típica no tradicional bairro da MÓOCA, que completou 448 anos de pura tradição italiana. A famosa festa irá de 4 de setembro a 9 de outubro. A FESTA LITÚRGICA DE SAN GENNARO acontecerá no dia 19 de setembro.
    
Neste sábado de temperatura alta, não saio de casa. Prefiro levantar tarde e cuidar de meus apontamentos, procurando colocar em ordem toda a papelada da semana. LUCINDA levantara por volta das 4 horas, a fim de acordar o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, escalado para trabalhar no CSM/AM. Depois, não deita mais. Cuida de toda a casa, inclusive fazendo uma faxina na minha biblioteca. Depois, vai sentir dores nas pernas, face ao esforço desprendido durante o dia.

O SANTOS venceu o PARANÁ por 3 a 0, hoje, na VILA BELMIRO, e se classificou para a segunda fase da COPA SUL-AMERICANA. O SÃO CAETANO também está na segunda fase da COPA. O time do ABC, que havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, empatou com o CORITIBA, por 2 a 2, em SÃO CAETANO DO SUL e vai enfrentar o SÃO PAULO na próxima fase. OUTROS RESULTADOS: INTERNACIONAL 1 x FIGUEIRENSE 1 (o INTER se classificou ao vencer nos pênaltis por 4 a 2); ATLÉTICO MINEIRO 1 x GOIÁS 1 (classificação do GOIÁS, que venceu o primeiro jogo por 4 a 2).

Continuavam internados hoje sete dos 24 feridos no acidente ocorrido na sexta-feira, dia 3, no qual um caminhão-tanque explodiu num choque com um ônibus que levava estudantes. A colisão provocou um incêndio com labaredas de 30 metros de altura. O motorista do ônibus, AGOSTINHO DE OLIVEIRA JAQUES, de 36 anos, morreu e há duas vítimas em estado grave. Uma delas é JULIANA CARUSO DE OLIVEIRA, de 12 anos, que teve 60% do corpo queimado. JULIANA foi transferida hoje da SANTA CASA DE JACAREÍ para o HOSPITAL DE QUEIMADOS DE GUARATINGUETÁ. Um menino que não teve o nome divulgado, estava na UTI do HOSPITAL ALVORADA, em JACAREÍ. Na SANTA CASA havia quatro pacientes com ferimentos nos braços, entre eles a professora VERA LÚCIA VIEIRA e sua filha MARINA. VERA acompanhava alunos do COLÉGIO SIGMA, de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, na volta de uma excursão à capital.

“Que a Justiça faça justiça”. Com cartazes como esse, parentes das vítimas do acidente em boate que deixou seis mortos em GUARULHOS há uma semana realizaram hoje um ato ecumênico na avenida PAULO FACCINI, em frente da casa noturna. “Nós só queremos que os culpados sejam punidos”, disse JORGE ALMEIDA, cuja filha CINTIA morreu quando o mezanino da boate desabou, durante uma festa. “Perdi minha filha de 19 anos (NATÁLIA FORTUNA) e a outra (ANGÉLICA) está numa cama com o abdômen cortado e fratura na coluna”, disse outra manifestante, MÁRCIA FORTUNA.

O sargento da PM CARLOS EDUARDO OLIVEIRA VELASCO, 48 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na noite de ontem, no BAIRRO DO CATIAPOÃ, em SÃO VICENTE. VELASCO fechava as portas da videolocadora da qual era proprietário, na PRAÇA VALTER DE AMARAL, 205, no momento em que foi abordado por três assaltantes armados. O crime aconteceu por volta das 22 horas. Aparentemente, os bandidos pretendiam assaltar a videolocadora. A esposa do militar, que também estava no local, relatou à polícia que eles exigiram dinheiro e VELASCO se prontificou a pegar o faturamento do dia no caixa. Quando ele voltava para pegar o dinheiro, os bandidos atiraram contra o PM pelas costas. VELASCO foi atingido por dois disparos. Depois de atirar, os criminosos fugiram a pé sem levar nada. O sargento estava a poucos dias de se aposentar da corporação, Ele atuava como sargento no Comando de Policiamento do Interior (CPI-6), em SANTOS. É o segundo crime envolvendo PMs em SÃO VICENTE no prazo de um mês. Em agosto, o CABO PAULO NÉRI DE AGUIAR, de 44 anos, que atuava na POLÍCIA AMBIENTAL de SÃO PAULO e passava o fim de semana na cidade, também foi morto durante uma tentativa de assalto, naquela mesma região.
  
Ao menos 17 pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas hoje, quando um carro-bomba foi detonado na entrada de uma academia de polícia em KIRKUK, cidade do norte do IRAQUE, em novo ataque às forças de segurança iraquianas. Segundo TURHAN MUSTAFA, chefe de polícia de KIRKUK, a explosão matou 14 policiais e três civis, além do terrorista suicida, cuja cabeça foi encontrada nos escombros. Na hora do ataque, havia dezenas de recrutas no local. Ainda hoje, confrontos entre insurgentes e forças dos EUA em TALLAFAR, no norte, deixaram ao menos 13 iraquianos mortos, incluindo nove civis, e 52 feridos. O governo iraquiano decidiu hoje manter o fechamento, por tempo indeterminado, do escritório da rede de televisão AL JAZEERA, do QATAR, acusada de incitamento de violência. Ordenada em 5 de agosto, a suspensão das atividades do canal tinha validade inicial de um mês.

FLÓRIDA é atingida pelo FURACÃO FRANCES.

O MASSACRE que pôs fim ao seqüestro na escola de BESLAN, na RÚSSIA, contabiliza pelo menos 366 mortos, dos quais 156 são crianças. Em discurso em MOSCOU, o presidente russo VLADIMIR PUTIN admitiu falhas do governo na operação e disse que medidas serão tomadas para fortalecer o policiamento nas fronteiras. A KGB, a polícia secreta russa, informou que 36 terroristas participaram da ação. Todos teriam sido mortos. Os pais das crianças atacadas viveram hoje o desespero da procura entre as listas de feridos e mortos. A cada reconhecimento, um grito de perda, um grito de revolta. Muitos dos corpos eram velados – grande parte de crianças, em caixões brancos – nos lares.

ASSISTO o filme da GLOBO “PROGRAMADOS PARA MATAR”, de 2000. Dirigido por ED RAYMOND, com TREAT WILLIAMS, UDO KIER, BLAKE CLARK, LORI LOUGHLIN e ANDREW PINE. Terroristas invadem usina nuclear e chantageiam governo americano – querem a libertação de companheiros e cinqüenta milhões de dólares. O perigo de uma bomba montada dentro da usina ser acionada, caso o governo não cumpra o prazo dado pelos terroristas, coloca em alerta o serviço secreto, mas quem vai resolver quase tudo é um segurança que se encontra dentro da usina e vai, aos poucos, liquidando com os bandidos. Às vésperas do 11 de setembro, esse filme acirra velhas discussões, trazendo de volta os velhos fantasmas do terror.

ASSISTO, também, ESCRAVA DO PRAZER, cartaz da TV BANDEIRANTES. Filme de 1995, dirigido por ROBERT SPERA, com MELANIE HALL, JAY HUGULEY e VINCENT DALE. Uma jovem fotógrafa é chantageada por riquíssimo empresário, que exige dela uma maneira exótica de prazer. Como ela está devendo aluguel e as contas vão se avolumando, encara a situação e vence na vida com esse recurso extremo.

2 005  :  -   DOMINGO
Levanto mais cedo neste domingo, a fim de ler os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e AGORA. Também recebo as revistas ISTO É, VEJA e ÉPOCA. Delas, extraio os principais acontecimentos da semana que passou, a fim de digitá-los no computador, inserindo-as em minhas memórias.
Por volta das 9 horas, passo a assistir o GRANDE PRÊMIO DE MONZA. Agora fica faltando pouco para FERNANDO ALONSO, da RENAULT, conquistar o título de piloto mais jovem campeão da Fórmula 1. O asturiano de 24 anos terminou em segundo em MONZA, corrida vencida por um corajoso JUAN PABLO MONTOYA, enquanto seu adversário na luta pelo MUNDIAL, KIMI RAIKKONEN, também da McLAREN, prosseguiu com o martírio de enfrentar problemas e ficou apenas com a quarta colocação. Se ALONSO somar quatro pontos a mais que RAIKKONEN, domingo, dia 11, no GP DA BÉLGICA, a enorme torcida que irá decorar o circuito de SPA-FRANCORCHAMPS de azul e amarelo - as da região de ASTÚRIAS, na ESPANHA, assim como da RENAULT – fará uma festa poucas vezes vistas na Fórmula 1. O terceiro lugar em MONZA coube ao italiano GIANCARLO FISICHELLA. JARNO TRULLI chegou em quinto; RALF SCHUMACHER em sexto; o brasileiro ANTÔNIO PIZZONIA em sétimo; JENSON BUTTON em oitavo; o outro brasileiro, FELIPE MASSA, em nono; MICHAEL SCHUMACHER obteve apenas a décima colocação, com RUBENS BARRICHELLO em décimo-segundo lugar.  

Leio no DIÁRIO DE SÃO PAULO, no espaço para reclamações e opiniões, uma carta do leitor LUIZ ANTÔNIO ROCHA RINALDI, de SERRA NEGRA:
HERÓIS PAULISTAS SÃO ESQUECIDOS
“O Governador GERALDO ALCKMIN diz que aumentou o salário dos funcionários, dos aposentados e dos pensionistas. De todos não ...ALCKMIN esqueceu daqueles que tomaram parte na Revolução de 1932. Estes são do conhecimento do governador apenas em seus discursos, no dia 9 de julho, quando da comemoração desta data cívica. Somos poucos os sobreviventes, porém temos orgulho desta epopéia feita por civismo, não por dinheiro. Um governador nos concedeu uma pensão (R$300), mas creio que o atual desconheça de fato, pois não vi na lista de aumentos nenhuma nota sobre os que recebem pensão pela LEI 1.890/78.”

Ver uma vaca na Avenida PAULISTA já seria inusitado. Mais estranho será ver 150 delas espalhadas pelos pontos mais movimentados da Cidade. O que dizer então se elas tivessem patas verdes ou olhos no lugar das conhecidas manchas? É exatamente isso que está ocorrendo neste domingo no COW PARADE – O CIRCUITO DAS VACAS – que seguirá até 6 de novembro. O evento é realizado há sete anos e percorre o mundo levando o estranho rebanho. LONDRES, NOVA YORK, BRUXELAS, BARCELONA, BUCARESTE, PRAGA, CHICAGO, SALAMANCA e outras 16 cidades já receberam vacas que têm cores e temas diferentes em cada “pasto”. As vacas de SÃO PAULO foram decoradas por artistas plásticos brasileiros do porte de GUTO LACAZ, RUI AMARAL e ANTÔNIO PETICOV, cartunistas como ANGELI, grafiteiros como os GÊMEOS e BINHO, estilistas como LINO VILLA VENTURA e JUM NAKAO, além de pessoas comuns selecionadas num concurso aberto ao público em geral – e concorrido – realizado no início do ano. Cada vaca tem um nome e tema. Na FNAC PAULISTA, estará POLLYANA pintada por ALINE ABREU. Com botinhas pretas e cara pintada de vermelho, a vaca MÔNICA pastará na Avenida OSCAR FREIRE. Na PINACOTECA DO ESTADO, estará exposta a VACA ÉTNICA, de ADRIANA BANFI, que tentou colocar todas as raças em uma peça que ficará deitada descansando. O MASP foi desenhado em uma delas sobre uma planície verde, e a vaca se chama COMENDO ARTE. Quem quiser ver é só fazer uma visita ao museu. Uma das peças que mais se parece com os animais de verdade é a COWMIRANDA, de PATRÍCIA GOLOMBEK. Ela é o tipo padrão, branca com manchas pretas, mas tem um arranjo na cabeça que inclui as frutas usadas no show de CARMEN MIRANDA. O jeito brasileiro está no modelo COWPIRINHA, pintada por PABLO MENEZES e exposto no Terminal do TIETÊ. Além de parecer um gigante copo com gelo e limão, o bicho lambe os beiços. Os modelos devem aparecer aos poucos, nos próximos dias.

A seleção brasileira garantiu hoje sua vaga na COPA DO MUNDO de 2006 ao golear o CHILE por 5 a 0. Com gols de JUAN, ROBINHO e três de ADRIANO, o time confirmou com duas rodadas de antecipação sua 18 ª participação na COPA – o BRASIL é o único país que nunca ficou fora de um torneio desde 1930. Além da ALEMANHA, anfitriã da COPA, estão classificados ARGENTINA, ARÁBIA SAUDITA, CORÉIA DO SUL, JAPÃO, IRÃ, UCRÂNIA e ESTADOS UNIDOS. O CHILE entrou para jogar de forma defensiva, porém não foi capaz de parar o quarteto mágico brasileiro, formado por ROBINHO, RONALDO, ADRIANO e KAKÁ. O grupo de atacantes deu um show no Estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA. Pelas Eliminatórias, o BRASIL ainda enfrenta BOLÍVIA e VENEZUELA.
BRASIL: DIDA, CAFU, JUAN, LÚCIO, ROBERTO CARLOS (JUNINHO PERNAMBUCANO), ÉMERSON (GILBERTO SILVA), SÉ ROBERTO, KAKÁ, ROBINHO, RONALDO, RICARDINHO, ADRIANO.

No US OPEN, MARIA SHARAPOVA derrotou a indiana SANIA MIRZA. Agora, SHARAPOVA joga as quartas-de-final com a compatriota NADIA PETROVA, que eliminou a checa NICOLE VAIDISOVA. No jogo mais esperado do lado feminino, a irmã mais velha, VENUS WILLIAMS, eliminou  SERENA. No masculino, o australiano LLEYTON HEWITT sofreu para passar por TAYLOR DENT. Agora enfrenta o eslovaco DOMINIK HRBATY, que ganhou de DAVI FERRER.

A dupla brasileira EMANUEL e RICARDO conquistou a etapa da GRÉCIA do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Eles venceram os suíços MARKUS EGGER e MARTIN LACIGA por 2 sets a zero.

A seleção brasileira de basquete masculino venceu a ARGENTINA por 100 a 88 e conquistou o título da COPA AMÉRICA, disputada na REPÚBLICA DOMINICANA. No pódio, os jogadores homenagearam o pivô ÂNDERSON VAREJÃO, que se contundiu na partida contra os EUA e sofreu uma cirurgia no ombro direito que o deixará quatro meses sem jogar.

Por volta das 18:30 horas, logo depois do término de BRASIL 5 x CHILE 0, quando estou imprimindo os dois últimos dias de agosto, no computador, é interrompido o fornecimento da energia elétrica. Isso estraga todo o meu trabalho. Até quase às 20 horas, ficamos às escuras. Depois, continuo a impressão dos derradeiros dias de agosto e o lançamento dos principais fatos em setembro.

O ex-prefeito PAULO MALUF, que teve um pedido de prisão contra ele enviado à Justiça na semana passada, acusa o doleiro VIVALDO ALVES, conhecido pelo apelido de BIRIGUI, de tentativa de extorsão. A declaração foi feita em entrevista aos jornalistas JOSÉ PAULO DE ANDRADE e LUCIANO DORIN, da “Rádio Bandeirantes”. Segundo o ex-prefeito, o doleiro teria dito que tem uma conta no exterior e pediu cinco milhões de dólares senão iria à Polícia Federal propor uma delação premiada para falar sobre o ex-prefeito. “O que fez o delegado PROTÓGENES QUEIROZ (autor do pedido de prisão preventiva de MALUF)? Em vez de  indiciar ele (BIRIGUI) que é dono da conta (no exterior), ele escapou, nem foi indiciado. E nós que não temos nada que ver com o assunto, estamos naquilo que eu chamaria de cortina de fumaça para tentar com o meu pedido (de prisão) ilegal, eu diria imoral, esconder tudo aquilo que está acontecendo em BRASÍLIA”, criticou o ex-prefeito.
Na entrevista, MALUF nega qualquer pagamento no exterior ao publicitário DUDA MENDONÇA, que trabalhou em campanhas para ele em 1990,92,96 e 98. “Foi tudo pago aqui”, garantiu MALUF. MALUF também disse que já não se sente bem no seu partido, o PP. “Minha intenção é mudar de partido, vou sair”, disse o ex-prefeito que não quis entrar em detalhes sobre os motivos que o deixam desconfortável no PARTIDO PROGRESSISTA.

Numa decisão inédita, os EUA pediram hoje ajuda de emergência para as vítimas do furacão KATRINA à UNIÃO EUROPÉIA e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e aceitaram oferta de apoio das NAÇÕES UNIDAS. O secretário de Saúde e Assistência Social, MICHAEL LEAVITT, estimou em milhares o total de mortos com a catástrofe. WASHINGTON pediu equipes de primeiros socorros, roupas, mantas, água e 500 mil refeições enlatadas  à EU, que também está disposta a colaborar para reduzir os problemas energéticos enviando petroleiros. Para a OTAN, solicitou comida, medicamentos e apoio logístico. Para refugiados, o governo se omitiu. O presidente GEORGE W. BUSH terá de reverter a impressão de que abandonou os pobres para salvar os ricos, relatou PAULO SOTERO.

O economista JOSÉ CÂNDIDO SAMPAIO DE LACERDA NETO foi um dos brasileiros que sobreviveram à passagem do furacão KATRINA por NEW ORLEANS e desembarcou no País, neste domingo. Ele foi recebido pela mulher LETÍCIA VANDYSTADT e beijou a filha LUANA, de sete meses. O KATRINA atingiu os Estados da LOUISIANA, MISSISSIPI e FLÓRIDA na segunda-feira, dia 29 de agosto, matando pelo menos 229 pessoas e deixando mais de 200 mil desabrigados. Segundo o ITAMARATY, cerca de 70 brasileiros estavam na região atingida pelo furacão.

Um novo incêndio, o quarto nas últimas semanas no centro de PARIS e seus subúrbios, causou a morte de mais quinze pessoas. E elevou a 63 o número de vítimas fatais, em sua maioria de origem africana. Outros quinze moradores do prédio de 18 andares de L´HAY-LES-ROSES, na região de VAL DE MARNE, encontram-se em estado grave e 30 apresentam ferimentos mais leves. Os 300 moradores desse edifício foram transferidos e alojados num ginásio de esportes e num hotel da região. A polícia francesa vinha atribuindo os incêndios anteriores a causas acidentais, como o mau estado de conservação dos prédios. Mas parece não haver dúvidas quanto ao último, ocorrido hoje de madrugada: foi provocado por três jovens mulheres entre 16  e 18 anos. Elas foram detidas e estão sendo interrogadas.    

Festa brasileira em NOVA YORK atrai um milhão de pessoas. CHITÃOZINHO e XORORÓ e ARAKETU animaram evento realizado há21 anos. Atores da novela “AMÉRICA” também apareceram. 0 21º DIA DO BRASIL EM NOVA YORK é realizado no palco da 6ª Avenida com a Rua 43. Seu principal organizador é o empresário JOÃO DE MATOS dono do jornal THE BRASILIANS. Atores da novela “AMÉRICA”, como THIAGO LACERDA, JULIANA KNUST, ERI JOHNSON e DANIELA ESCOBAR, foram homenagear os imigrantes brasileiros da vida real que vivem na região. Como nos tempos em que era a musa das diretas, em 1984, a cantora FAFÁ DE BELÉM, com o pé esquerda engessado e de bengala, regeu a multidão para acompanhá-la em sua versão do HINO NACIONAL. FAFÁ pediu ao público que cantasse “o hino do estado democrático”, numa breve referência à crise política. Também ali estava ROSALINO ANTUNES, vestido de CARMEN MIRANDA, como faz a vinte anos na festa brasileira. Depois de cinco anos no BRASIL, ele retornou a NOVA YORK, dessa vez trazendo uma parceira de seus shows, a “drag queen” LORNA WASHINGTON. Entre a fantasia dessa dupla brasileira e a do novaiorquino SIMMONS, a comemoração confirmou sua marca de maior evento brasileiro realizado fora do País.

2 006    :     -     SEGUNDA-FEIRA
Iniciamos uma semana gelada. O frio dificulta os afazeres normais nesta manhã. Tenho compromissos para esta segunda-feira: reunião da Comissão Cívica e Cultural, na Associação Comercial, e um  coquetel  para a campanha da advogada CÉLIA MARCONDES, candidata a deputada federal, numa das cantinas do WÁLTER TAVERNA, no BIXIGA, com início marcado para 19:30 horas.
Saio de casa depois das 11 horas. No MMDS, encontro os oficiais  bastante desanimados com o mau tempo. Pensam na mega-operação marcada para o dia 20 de setembro. Com isso esquecem as atividades normais da Entidade. VICTÓRIO está com seu pai bastante doente, sofrendo crises de diabetes. Nesta semana, chegou a desmaiar. Pensa seriamente em sua participação no plano de operações.
Por volta das 14:30 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vou encontrar um presidente valente. GINO STRUFFALDI não teme o frio e comparece para ir à reunião da Comissão Cívica e Cultural. Não contamos hoje com a presença do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Sob a coordenação do FRANCISCO GIANNOCCARO, secretariado pelo VIVIANO FERRANTINI realiza-se uma reunião muito boa de nossa comissão, muito embora estejam presentes poucas pessoas: LAURO ESCOBAR, FRANCES DE AZEVEDO, YOLANDO BRUNO, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, JOSÉ GARRIS DEL VALLE, MILTON TAVARES. FRANCES apresenta duas poesias de sua lavra: 7 DE SETEMBRO e CPOR. GIANNOCCARO anuncia o nome de OG POZZOLI como o indicado pela Comissão para receber a medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO no próximo dia 2 de outubro. Também anuncia o convênio da Associação Comercial com a Academia Paulista de Letras. A assinatura do convênio será realizada às 17 horas na APL, às 17 horas. Amanhã na Distrital de SANTO AMARO, haverá uma comemoração do DIA DA PÁTRIA.


ATA DA 76ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, REALIZADA NO DIA 4 DE SETEMBRO DE 2006, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (Sala TS)

Secretário:   Viviano Ferrantini,  Conselheiro  da  ACSP.

1.       Lista de presença anexa.
2.                Trabalhos coordenados pelo conselheiro Francisco Giannoccaro.
3.    Ata da 75ª Reunião Aprovada,sendo retificada na última linha da primeira página, a graduação “general” para “coronel” referente ao Coronel Ventura.
4.    expediente - a) O coordenador Francisco Giannoccaro cumprimentou os aniversariantes do mês: Milton Fernandes, Gustavo Flemming e Paula Braga Viscaino; b) Ofício da “Sociedade Veteranos de 32 – MMDC” informando da outorga da medalha “Pedro de Toledo”, ao membro da Comissão Og Pozzoli, em cerimônia a ser realizada no próximo dia 3 de outubro no Mausoléu do Ibirapuera.
5.    Academia Paulista de Letras – O coordenador Francisco Giannoccaro relatou a próxima assinatura do Convênio Cultural entre a ACSP e a Academia Paulista de Letras, a ser realizada co próximo dia 14 de setembro, às 17 horas, no anfiteatro da APL, no Largo do Arouche 321 –São Paulo. Leu os termos do convênio. Este aborda uma série de atividades e projetos específicos, procurando criar um “São Paulo – em Estado de leitores”, com seminários, palestras, concursos literários, criação de bibliotecas e outras atividades correlatas. O coordenador fez contudo um reparo à forma como foi conduzida a elaboração do convênio sem a participação direta da nossa Comissão. Frances de Azevedo considera o projeto extraordinário pela sua abrangência; Gino Struffaldi sugere a integração do mesmo com as Distritais do interior para difusão de bibliotecas. José Garris Del Valle, da Distrital Tatuapé, informou que faltam livros nas bibliotecas escolares, e que é necessário oficiar á Secretaria de Cultura do Município.
6.    Comemoração do Dia do Soldado – Em 25 de agosto o Comando Militar do Sudeste realizou evento com desfile de tropas e escolas, no qual esteve presente o coordenador Francisco Giannoccaro, que relatou a cerimônia. No decorrer desta foi agraciado o comandante do Sudeste General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, com a Grã-cruz da Ordem do Ipiranga. Lauro Escobar descreveu a criação da referida ordem, estabelecida no Governo Abreu Sodré em 1968, com as cores da bandeira paulista – preto, branco e vermelho – e a divisa “Independência ou Morte”.
7.    CPOR-SP – Na mesma data foi integrada pelo juramento à bandeira a turma do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – “Batalha de Tuiutí” que comemorava o 140º aniversário. O coordenador Francisco Giannoccaro esteve presente à cerimônia, representando a Comissão Cívica e Cultural da ACSP.
8.    Semana da Pátria A Distrital Pirituba e a de Pinheiros realizaram comemorações relativas ao 7 de Setembro. Esta última, em 3 do corrente participou da abertura da Semana da Pátria, na Praça Panamericana. Estiveram participando o 23º Batalhão da Polícia Militar, PMSP, OAB, delegacias de Polícias, Rotary, Conseg e a Associação Comercial de São Paulo – ACSP. Frances de Azevedo distribuiu as poesias de sua autoria “7 de Setembro” e “CPOR”, lidas na reunião, terminando com o canto do Hino da Independência. Francisco Giannoccaro lembrou que o Diário do Comércio abriu espaço para publicação de artigo sobre a data, e aguarda envio do mesmo pela Prof. Edimara. A Distrital Tatuapé publicou no jornal Grande Tatuapé, o Hino Nacional, e fará edição especial para a Semana da Pátria. A Distrital Centro realiza trabalho educativo entre jovens. Na ocasião Paulo Tenório da Rocha Marques fez palestra sobre os deveres dos jovens. A mesma ação será realizada na Distrital Santo Amaro. Jorge Luiz da Costa do Colégio Maestro Antão Fernandes fez considerações sobre a decadência da educação e cultura nacional, que se manifesta na pobreza intelectual de muitos candidatos a cargos eletivos. Faltam ideais de nacionalismo e patriotismo, todos falam só em direitos e não nos seus deveres para com a Nação. Os pilares que orientavam os jovens na sua educação – a família, religião e escola – estão em muitos casos fragmentados e por vezes desmoralizados, e não vê perspectivas animadoras nos próximos anos no Brasil. O coordenador Francisco Giannoccaro comentou que nossa geração deixou de dar atenção ao civismo, e que , os pais pouco fazem para melhorar esta situação. É necessário envolver mentes e corações para tornar realidade este nosso propósito. Og Pozzoli citou o poema gaúcho “Martim Fierro”, no qual diz “Procure sempre um líder, e não encontrando torne-se um líder” – a nossa missão é fazer um Brasil grande e otimista, porém sem ufanismo.
9.    Movimento Constitucionalista – O coordenador Francisco Giannoccaro solicitou a todos a apresentarem sugestões à curto prazo para homenagear o Dia da Bandeira, e a médio prazo os 75 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. O Digesto Econômico publicará edição especial comemorativa da referida data, que será distribuída também às escolas. Coronel Ventura nota que o MMDC tem sido procurado por estudantes que querem informações sobre os acontecimentos. Relatou visita feita ao antigo morro do Querosene em SÃO BERNARDO, agora rebatizado de Vila Paulicéia, e com o sistema viário local batizado com o nome de heróis de 32. O MMDC é entidade conceituada em outros estados citando o caso de Curitiba que enviará representante para fazer parte da Comissão Nacional de 32. A turma do CPOR de 2007 receberá o nome de “75 anos do Movimento Constitucionalista”. Vários membros opinaram sobre a data com informações diversas a serem propostas para dar maior consistência às comemorações. O coordenador Francisco Giannoccaro encerrou a reunião dizendo-se orgulhoso em liderar um grupo de pessoas muito interessadas nos valores cívicos, solicitando urgência sobre propostas a serem implementadas para a festa do Dia da Bandeira, entre as quais a de colocar no plenário da sala de reuniões da Sede e Distritais, o Pavilhão Nacional.
10.Próxima reunião – dia 18 de setembro, 2ª feira, às 15 horas, no 11º andar da ACSP (sala TS).
SG/VF/lv
SP.11/09/06
Terminada a reunião, GINO e eu vamos para o MMDC. Ali, muito embora o frio esteja conspirando contra nossas atividades, vamos aguardar a chegada do ROMAGNOLI para irmos para a Cantina “BIXIGA AMORE MIO”. Está conosco o CORONEL RICARDO JACOB. O ROMAGNOLI aponta pelas 19 horas. Conduz-nos para a cantina do WÁLTER TAVERNA. Ali já se encontra a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, NELLY CANDEIAS. Aos poucos vão chegando os amigos de CÉLIA MARCONDES, interessados em sua campanha para deputada estadual. MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e seus irmãos (entre eles o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM), ANTÔNIO FROTA, Professor JOSÉ CARLOS, ALDO e dona DINORÁH (que chegaram antes do GINO), CECÍLIA MORAES, SÍLVIA MARCONDES (irmã da CÉLIA), MARILISE (filha do ANTÔNIO CARLOS) e outras pessoas que passamos a conhecer nesta noite.
Num ambiente descontraído, onde pudemos conversar sobre política e principalmente sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vamos permanecer até às 22 horas. ROMAGNOLI é obrigado a deixar o local um pouco mais cedo, mas é substituído pela advogada JANAÍNA. Por volta das 21 horas, penso em deixar os amigos, mas a advogada JANAÍNA diz que me levará até GUARULHOS. Isso faz com que conversemos com os presentes até o momento em que se encerra o coquetel. O frio prejudicou muito a freqüência dos convidados.  

A massa de ar frio no Sul do País provocou neve em pelo menos 30 municípios do RIO GRANDE DO SUL. A temperatura atingiu 1,2 grau negativo em CAMBARÁ DO SUL e 1,5 grau negativo em BOM JESUS, na serra gaúcha. Nevou nas duas cidades. Segundo o INMET, a temperatura mais baixa do País foi registrada em SÃO JOAQUIM, em SANTA CATARINA. Lá, os termômetros marcaram 3 graus negativos, e também nevou. A onda de frio deixou as últimas duas madrugadas geladas na maioria das regiões de SANTA CATARINA. Hoje, a temperatura mínima em URUBICI, no PLANALTO SUL, chegou a 6 graus negativos, com registro de geada e neve em vários locais.
A onda de frio que atingiu a Capital de SÃO PAULO foi provocada por uma massa de ar polar que chegou hoje. Segundo o INMET, hoje a mínima foi de 11,7 graus e a máxima, 16,7. Amanhã, a mínima prevista é de 8 graus e a máxima deve ficar em 19 graus. A boa notícia é que o feriado de quinta-feira – DIA DA PÁTRIA – começa com sol. A temperatura sobe, com mínima prevista para 10 graus e máxima de 24 na capital. As cidades próximas às serras, como CAMPOS DO JORDÃO, terão frio nas madrugadas.  

A cirurgiã gastroenterologista e professora emérita da Faculdade de Medicina da USP, ANGELITA HABR GAMA, recebeu hoje do governador CLÁUDIO LEMBO a mais alta homenagem concedida no Estado de SÃO PAULO, a GRÃ-CRUZ DA ORDEM DO IPIRANGA. A médica foi homenageada por seu trabalho na universidade e por sua luta na prevenção e tratamento do câncer de intestino, à frente das campanhas de conscientização da população. ANGELITA é presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino. Também foram homenageados com a Comenda o senador MARCO MACIEL, o professor e pesquisador HÉLIO SANTOS, o oftalmologista TADEU CVINTAL, o urologista MIGUEL SROUGI e a geneticista MAYANA ZATZ, além da atriz IRENE RAVACHE e da artista plástica MARIA BONOMI.

A VOLKSWAGEN suspendeu hoje a validade das 1,8 mil cartas de demissão enviadas na terça-feira a funcionários de sua fábrica no ABC. Em conseqüência, os trabalhadores encerraram a greve e voltaram ao trabalho. Dentro de uma semana haverá nova assembléia para discutir a proposta que a empresa apresentará. O gerente-executivo de Relações Trabalhistas da VOLKS, NILTON JÚNIOR, disse em nota que a montadora não abriu mão de cortar 3,6 mil postos na fábrica, onde trabalham 12,4 mil pessoas. Apenas reabrirá a discussão sobre as condições do plano de reestruturação, previsto para se estender até 2008. A empresa deixou de produzir cerca de 6 mil carros. A retomada das negociações ocorre num momento em que a greve começava a afetar também as empresas de autopeças, que já estavam colocando funcionários em férias coletivas.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou hoje que SUZANE VON RICHTHOFEN, 22 anos, condenada em julho a 39 anos e seis meses de prisão por matar os próprios pais, usava a rede de internet de RIO CLARO e recebia outros privilégios ilegais, que irritavam suas colegas. Esse foi o motivo da transferência dela para a Penitenciária Feminina de RIBEIRÃO PRETO no último sábado, dia 2 de setembro. A transferência foi motivada por envolvimento da presidiária com a diretora de segurança do centro, que permitia que SUZANE usasse o sistema de informática da unidade. A diretora de segurança, cujo nome não foi divulgado, está afastada. A secretaria vai apurar o grau de envolvimento dela com SUZANE. O advogado de SUZANE, MÁRIO SÉRGIO DE OLIVEIRA, diz que não houve maus-tratos. SUZANE não recebeu visitas nem teve contato com outras presas, até agora.  

Prestes a completar 100 anos, DERCY GONÇALVES foi homenageada na Câmara Municipal de SÃO PAULO, hoje, onde recebeu o título de CIDADÃ PAULISTANA. A propositura foi feita pela vereadora BILU VILELA, do PTB. A cerimônia foi prestigiada por mais de uma centena de pessoas entre amigos, autoridades e familiares da atriz. DERCY GONÇALVES ao falar ficou emocionada, “aos quase cem anos não esperava por essa. Trabalhei tanto em SÃO PAULO, lutei muito na vida pela cultura desta cidade e nunca fui reconhecida e este título de Cidadã Paulistana só chegou às minhas mãos graças a generosidade da minha amiga BILU VILELA”, afirmou a atriz com os olhos cheios d´água. Segundo BILU VILELA, que também é presidente do Sindicato das Empresas de Bingo do Estado de SÃO PAULO, a homenagem nada mais foi do que o reconhecimento pela luta que DERCY sempre travou em defesa da classe dos Bingos, evitando o fechamento de diversas casas, evitando o desemprego de milhares de pessoas. Além disso, pelo que ela fez pela cultura do país e a alegria que ela proporcionou e continua com o seu vigor ao povo brasileiro, essa homenagem foi mais que justa, finalizou BILU VILELA.

O ex-lateral da seleção italiana e presidente da INTERNAZIONALE, GIACINTO FACCHETTI, de 64 anos, morreu hoje, vítima de doença não revelada. A informação foi dada pelo site oficial do clube italiano. FACCHETTI defendeu a esquadra azzurra de 1961 a 1978 e foi o capitão na campanha que culminou com o vice-campeonato na COPA DO MUNDO de 1970, perdendo na final para o BRASIL. Além disso, fez história na INTER, onde atuou por 534 jogos e marcou 79 gols. Vice-presidente do clube milanês até novembro de 2001, FACCHETTI assumiu a presidência no dia 19 de janeiro de 2004, após a morte de PEPPINO PRISCO. DINO ZOFF, campeão mundial pela ITÁLIA em 1982, lembra com alegria do ex-companheiro. “Tenho ótimas memórias de GIACINTO. Era um rapaz extraordinário, não havia ninguém que não gostasse dele”, declarou o ex-goleiro. “Era uma pessoa limpa. Infelizmente nos deixou cedo. Perdi um amigo e um companheiro”, disse o ex-atacante GIGI RIVA.

Duzentos milhões de pessoas, sua audiência estimada em todo o mundo – por sinal, dez vezes a população de sua nativa AUSTRÁLIA – consternaram-se hoje com a morte do apresentador de TV e ambientalista STEVE ERWIN, astro da série “CAÇADOR DE CROCODILOS”. Aos 44 anos, ERWIN, famoso em mais de 130 países, incluindo o BRASIL, onde seu programa é transmitido pelo canal a cabo ANIMAL PLANET, foi vítima de um ataque de uma arraia quando filmava um documentário na GRANDE BARREIRA DE CORAIS australiana. A morte do apresentador foi uma “grande perda para a AUSTRÁLIA e deixou o mundo mais triste”, disse o primeiro-ministro, JOHN HOWARD.
Acostumado a lidar com animais extremamente selvagens como crocodilos, cobras e aranhas venenosas, ERWIN teve o coração perfurado pelo ferrão da arraia, animal cujo veneno não é mortal para os seres humanos e que só ataca quando se sente ameaçada ou é tocada de forma contundente. A adoração por ele só sofreu arranhões em 2004, quando levou seu filho de um mês para participar da alimentação dos crocodilos de seu zoológico, deixando o menino a um metro de um réptil de quase a quatro metros. Com uma das mãos, IRWIN ofereceu frango ao crocodilo e, com a outra, segurava BOB. Na época, ele afirmou que “já era hora do filho conviver com crocodilos”.

2 007       :       -      TERÇA-FEIRA
Falece o SARGENTO PM Ref JESUS ALVES PEREIRA, aos 66 anos. Prestava relevantes serviços no setor de Inativos, fazendo-se sempre presente nas manifestações da ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS por condições dignas de trabalho e de salário.

Pela Internet, nesta manhã, vejo a publicação da transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM CELSO PAYÃO ROSA CRUZ, do CEIB. Ele nasceu no dia 22 de agosto de 1960. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2007.
   
GINO manda uma mensagem dizendo que esteve ontem no encontro da Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas, no Hotel MAKSOUD PALAZA. O governador do Estado de MATO GROSSO DO SUL, Dr. ANDRÉ PUCCINELLI fez uma conferência sobre vários temas com respeito ao seu Estado. Almoçou lá, junto com o TENENTE-CORONEL ILDEFONSO FALCÃO, Comandante do 2º BPE. Depois disso foi à Associação Comercial, na reunião da Comissão Cultural (não recebi nenhum comunicado sobre essa reunião). Ele também encaminhou um e-mail ao “ESTADÃO” criticando uma notícia dada pela GLOBO, referente à COPA DA FPF – HERÓIS DE 32. Combinou ele estar hoje, às 14 horas, no Comando Militar do SUDESTE, a fim de tratar de detalhes do desfile de 7 de Setembro. Ele está preocupado com um ofício que deveremos mandar ao governador do Estado.

Logo mais estou na Sociedade. O CORONEL MENDES já chegara. Conto a ele as últimas notícias dadas pelo GINO. MENDES preocupa-se com as solenidades de 25 de setembro – 96º aniversário do Centro Odontológico – e 30 de setembro – 385º aniversário de SÃO MIGUEL PAULISTA – onde haverá entrega de Medalhas “PEDRO DE TOLEDO” – “MMDC” e CONSTITUCIONALISTA. Isso sem contar o evento de 2 de outubro, defronte o Obelisco, quando teremos o 75º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. MARINEI prepara a documentação relativa às solenidades no Centro Odontológico e em SÃO MIGUEL PAULISTA. Cito o nome de RENATA NOBRE, neta de IBRAHIM DE ALMEIDA NOBRE, para receber a Medalha “PEDRO DE TOLEDO”, em 2 de outubro. O MENDES concorda. Entro em contato com RENATA, pedindo-lhe o currículo. Combina-se também um almoço de congraçamento em sua residência, com associados do MMDC, em 2 de outubro, após a solenidade no Monumento Mausoléu. Coloco-a, virtualmente, em contato com o professor ERASMO CHAVES, que fez uma palestra enaltecendo IBRAHIM NOBRE.
Almoço tarde, por causa dos compromissos do MMDC e isso porque sou chamado pelo VICTÓRIO. Conversamos muito sobre o desempenho do STF no caso do “mensalão”. Está acontecendo uma “guerra” entre os réus. Um deles, considerado o principal articulador da coisa se revolta porque apenas cumpria ordens advindas da cúpula do PT e de outras altas autoridades governamentais, como é o caso do ex-Chefe da Casa Civil, JOSÉ DIRCEU. Poderemos ter novidades daqui por diante. O nome de AÉCIO NEVES foi citado hoje como favorecido no esquema de corrupção política. Ele é um dos pretensos candidatos à presidência do Brasil em 2010. Dizem que AÉCIO prefere ser vice de JOSÉ SERRA na chapa governamental, “para não se queimar”.
Recebo as visitas de dona MARIA ELISA BIYGTON e MÉRCIO (sobrinho-neto de MÉRCIO PRUDENTE CORRÊA, fundador da Sociedade Veteranos de 32-MMDC). MARIA ELISA pede emprestado o livro “ÁLBUM DE FAMÍLIA”, com a finalidade de escanear fotos para ilustrar um DVD. MÉRCIO conversa sobre o destino da Sociedade. Ele acha que OLAVO SETÚBAL poderá ajudar financeiramente o MMDC. No entanto, tenho outra idéia: atrelar a Sociedade à Polícia Militar, baseado no decreto de 25 de setembro de 2006, valendo-se de apenas uma complementação nesse sentido. Essas duas visitas fazem com que saia da Sociedade depois das 17 horas.
Retornando para GUARULHOS, leio um documento deixado pelo MENDES comigo a respeito do pai do CORONEL PM NASCIMENTO. ANTÔNIO BATISTA DO NASCIMENTO nasceu em 13 de novembro de 1919, em SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA. Quando começou a revolução constitucionalista de 1932 tinha ele apenas 13 anos de idade. Para ajudar com as despesas, principalmente naquela época difícil, agravada pelo conflito, ANTÔNIO vendia doces caseiros, recebendo porcentagem pela quantidade vendida. Quando os mineiros invadiram SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA, o menino ANTÔNIO continuou vendendo seus doces e mantinha contato com os legalistas (do lado de GETÚLIO) e os constitucionalistas. Numa carta interessante ele narra, com simplicidade, essa sua passagem pela revolução. MENDES relacionou o CORONEL PM NASCIMENTO e também seu pai para serem agraciados com medalhas da Sociedade em 25 de setembro, em solenidade que acontecerá no Centro Odontológico.

Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo participaram, hoje à tarde, de operação de busca e apreensão na sede do CORINTHIANS. O grupo buscava notas fiscais da empresa NBL SERVIÇOS CONTÁBEIS suspeitas de serem utilizadas no esquema de remuneração indevida de dirigentes, intitulado “MENSALÃO DO TIMÃO”. Na denúncia feita pelo MP e revelada pelo jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, o presidente corintiano, ALBERTO DUALIB, e o vice NESI CURI, ambos temporariamente afastados, são citados por estelionato e formação de quadrilha.
Depois de pouco mais de uma hora de buscas, o grupo deixou o PARQUE SÃO JORGE com algumas sacolas repletas de documentos e com um computador. Todo o material foi encaminhado ao Instituto de Criminalística, onde será periciado.

Acusado pelo Ministério Público Federal do DISTRITO FEDERAL de improbidade administrativa o deputado JOÃO PAULO CUNHA. Documentos bancários do valerioduto mostram que, na condição de presidente da Câmara, JOÃO PAULO recebeu 50 mil reais do lobista carequinha MARCOS VALÉRIO. O deputado responderá a processo na Justiça comum, porque o crime de improbidade não dá direito a fora privilegiado. Em BRASÍLIA.

Pelo Ministério Público de SÃO PAULO, também foi acusada de improbidade administrativa, a ministra do Turismo, MARTA SUPLICY. Em 2004, quando era prefeita de SÃO PAULO, MARTA fez um estranho negócio com a empresa Pan American Estádios: trocou um terreno de uma escola municipal no valorizado bairro de VILA NOVA CONCEIÇÃO por dois em outros locais mais baratos. O dado mais fantástico é que um desses terrenos só poderia ser usado pela prefeitura dali a um século, porque havia sido cedido em comodato por 99 anos a uma instituição de caridade. Os cofres paulistanos sofreriam um prejuízo de 13 milhões de reais se a operação não tivesse sido desfeita na gestão de GILBERTO KASSAB. Em SÃO PAULO.

A apresentadora de televisão ADRIANE GALISTEU passou por uma cirurgia de emergência para retirar um nódulo do útero, nesta manhã. A cirurgia ocorreu no Hospital Alemão OSWALDO CRUZ, em SÃO PAULO, depois de ADRIANE ter passado mal durante as gravações do programa “CHARME”, do SBT, ontem. A operação correu bem e a apresentadora está em recuperação.


O superprêmio do último sorteio da Mega-Sena, no sábado, dia 1º de setembro, está causando polêmica e vai parar na Justiça. Funcionário de uma marcenaria da cidade de JOAÇABA, em SANTA CATARINA, FLÁVIO JÚNIOR BIASS acusa seu patrão de ter roubado o bilhete premiado com os 27,7 milhões de reais do sorteio. O prêmio acumulado de 55,5 milhões de reais foi dividido entre duas apostas vencedoras, uma feita em PORTO VELHO (RO), e a outra em JOAÇABA.
BIASS conta que no sábado por volta das 12:30 horas, foi a uma lotérica com o patrão. Como não havia lugar para estacionar, foi deixado em casa. BIASS teria dado os números e o dinheiro para que o chefe fizesse a aposta. Esse bilhete teria sido o premiado.
BIASS acusa o chefe de ter se apropriado do prêmio e tentará bloquear o dinheiro judicialmente. O funcionário disse, ainda, que pedirá a quebra do sigilo telefônico para provar que o patrão ligou para seu pai na manhã de domingo, para informar que o bilhete havia sido premiado com os números sugeridos por BIASS.

Traficantes tentaram fraudar um concurso público para ingressar na Polícia Militar no PARÁ, mas foram descobertos e quatro pessoas acabaram presas. Todos foram autuados em flagrante por tentativa de estelionato, formação de quadrilha e falsificação de documentos. Eles foram denunciados hoje pelo Ministério Público Estadual. O caso ocorreu em CONCEIÇÃO DE ARAGUAIA, no sul do Estado.

Grande repercussão gera grandes cobranças. O procurador GILBERTO MARTINS LOPES, de 50 anos, sabe bem disso: o pai dele, o aposentado DEOCLIDES LOPES MARTINS, que mora em JALES e completa 78 anos no mês que vem, não gostou de saber que o filho votou pelo vitaliciamento do promotor de Justiça substituto THALES FERRI SCHOEDL, que matou a tiros o jogador de basquete DIEGO MODANEZ, de 20 anos, e feriu FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, então com 20 anos, Durante uma discussão em BERTIOGA, em 2004.
“Quando li no jornal que o GILBERTO tinha votado a favor do THALES, liguei para ele e falei: GILBERTO, mesmo que ele tenha razão e agido em legítima defesa, você devia ter votado contra, porque agora a mídia vai cair de pau em cima de vocês”, conta DEOCLIDES, conhecido na cidade como “DINHO”.

O delegado LUIZ OZILAK NUNES DA SILVA, investigado por enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, foi demitido hoje pelo governador JOSÉ SERRA. O policial afirmou à Corregedoria da Polícia Civil e ao Ministério Público que ganhou, pelo menos, 13 vezes em concursos de loteria entre agosto e novembro de 2001. Seu patrimônio declarado em 2004 era de 1.304.302,49 reais. O acusado seria proprietário do hotel de campo LOUISVILLE ECORESORT HOTEL & CONVENTIONS LTDA, que fica em JUQUITIBA, na GRANDE SÃO PAULO. O empreendimento teria custado 12 milhões de reais e estaria em nome de duas mulheres consideradas “laranjas”, de acordo com a investigação. Segundo a corregedoria, ambas não tinham capacidade intelectual e nem financeira condizente com a realidade da construção e sua administração. 

Policiais militares do 16º Batalhão estão sendo acusados de executar, sumariamente, o ajudante-geral SEBASTIÃO INÁCIO RAIMUNDO, o TIÃO, de 53 anos. Segundo amigos e parentes do morto, TIÃO estava na porta de sua casa, no JARDIM ESTER, zona oeste, quando começou um tiroteio entre ladrões de carro e PMs. Assustado, escondeu-se atrás de um poste para se proteger, e acabou sendo confundido com um dos bandidos pelos soldados que davam apoio aos colegas. Já na versão dos policiais, TIÃO reagiu a tiros e foi morto no revide.

Um incêndio atingiu hoje pela manhã barracos da Favela JARDIM EDITH, entre as avenidas JORNALISTA ROBERTO MARINHO e LUIZ CARLOS BERRINI, no BROOKLIN. Três pessoas ficaram feridas. Segundo a Prefeitura, cerca de 80 famílias estão desabrigadas. Na favela vivem aproximadamente 600 famílias. O prefeito GILBERTO KASSAB prometeu auxiliar os desabrigados.
Segundo os moradores, o incêndio começou às 9:20 horas e se alastrou rapidamente. O fogo foi controlado às 10:45 horas. O incêndio destruiu 40 barracos. Segundo o CAPITÃO PM LUIZ CÉSAR FREIRE, do Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe quais as causas do incêndio. 

O número de casos de dengue no BRASIL aumentou 45% nos primeiros sete meses deste ano, quando comparados com o mesmo período de 2006. Até julho, foram confirmados 438.949 infecções pelo vírus – 442.757 até meados de agosto. Em 2002, foram registrados quase 794 mil casos ao longo de doze meses. O número de mortes provocadas por dengue não cresceu no mesmo ritmo. Até meados de agosto deste ano, foram contabilizadas 98. Em 2006, foram registrados 61 óbitos. Três Estados contribuíram para o expressivo aumento neste ano. MATO GROSSO DO SUL apresentou 72.183 casos, ante 12.813 em 2006. Em seguida, vem o RIO DE JANEIRO, com 46.857 pacientes com infecção confirmada – um aumento considerável diante dos 28.676 apresentados no ano passado. E PARANÁ, que até agora registrou 43.691 pacientes, número dez vezes maior que o de 2006, 4.300 doentes.

O FURACÃO FÉLIX chegou hoje a costa caribenha de HONDURAS como um furacão categoria 5, a mais alta, com ventos de 260 km/h, forçando milhares de pessoas a deixarem a região, além de causar duas mortes, antes de perder força e chegar à categoria 1. Casas, automóveis e até estradas foram danificadas. Enquanto isso, a tempestade HENRIETTE foi elevada para um furacão de categoria 1, matando uma pessoa no MÉXICO.

Detentor de vários recordes mundiais da aviação, o aventureiro STEVE FOSSETT está desaparecido, informaram hoje autoridades dos ESTADOS UNIDOS. O pequeno avião em que viajava o americano desapareceu dos radares na segunda-feira, ontem. Segundo a rede CNN, as buscas estão sendo realizadas no Estado americano de NEVADA, último ponto de registro do vôo de FOSSETT.
FOSSETT, de 63 anos, fez fortuna na bolsa dos EUA. Ele ficou famoso ao quebrar sozinho e sem escalas vários recordes aéreos de grandes distâncias, entre eles com o GLOBAL FLYER. O jato, que é patrocinado pelo dono da VIRGIN ATLANTIC, RICHARD BRANSON, percorreu uma distância de 37 mil quilômetros.
As façanhas do aventureiro não se limitam à aviação. FOSSETT bateu oito recordes mundiais em navegação à vela. Em outubro de 2001, ele atravessou o ATLÂNTICO em quatro dias e 17 horas, encurtando em 43 horas e 35 minutos a marca anterior.    

Casou-se o ator TOBEY MAGUIRE, que interpreta o HOMEM-ARANHA, nesta terça-feira, numa cerimônia secreta no HAVAÍ, com JENNIFER MEYER, mãe de sua filha RUBY, de 8 meses.

O ator JUDE LAW foi detido por agredir um fotógrafo em LONDRES. Ele teria tentado retirar a câmera das mãos de um paparazzo que sofreu ferimentos leves. O ator foi levado à delegacia e liberado após pagar fiança.      

2 008   :     -   QUINTA-FEIRA
A Comissão Cívica da Distrital Santana da Associação Comercial de São Paulo convida V. Sª para participar da cerimônia comemorativa de 7 de Setembro.
DATA: 04/09/08 – quinta-feira – 10:00 horas
LOCAL: Auditório da ACSP – DISTRITAL SANTANA – RUA JOVITA, 309 – próximo ao metrô Santana.
Após o evento será servido coquetel aos convidados.
Homenageados: ANTÔNIO RESENDE, ARLINDO DE SOUZA PICOLI, ARLINDO SIMÕES SIQUEIRA, IVAN CRUZ RODRIGUES, JOSÉ MARTINIANO SOBRINHO, SALETE ANTÃO FERNANDES.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: DOUTOR OG POZZOLI e ALUNOS DO COLÉGIO MAESTRO ANTÃO FERNANDES dirigidos pela Professora e Diretora SALETE ANTÃO FERNANDES.
Para assistir esta solenidade saio de casa às horas. Numa van chego na estação ARMÊNIA. Pelo metrô, por volta das 9:15 horas, estou chegando em SANTANA.
No caminho para a DISTRITAL SANTANA encontro o ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, que pertence à Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial.
HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MAJOR PM Ref ARLINDO PÍCOLI, JORGE LUIZ DA COSTA, ANTÔNIO RESENDE, todos da DISTRITAL SANTANA recepcionam os convidados. FRANCISCO GIANNOCCARO, FRANCES DE AZEVEDO, FABIANA CAMPOS DE FAVARI, Professor IVAN CRUZ RODRIGUES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, TENENTE-CORONEL PM JOSÉ LUIZ SANCHES VERARDINO (Comandante do 5º BPMM), JOÃO CARLOS ATHAYDE HORTA, TENENTE-CORONEL PM ROBERTO DA SILVA (Comandante do 43º BPMM), GEORGE AYOUB, JOÃO SADAO KITAMURA (perito criminal chefe do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica na Zona Norte), DAVID FERNANDES, JOSÉ CARLOS BARRETO (presidente do LIONS CLUBE DE SÃO PAULO – TUCURUVI), MARCELO BRUNI (subprefeito de SANTANA/TUCURUVI), MAJOR PM SOUZA, MÁRIO MANGINI (2º Vice-Presidente da Distrital SANTANA da Associação Comercial), BIA WONG, JOÃO CARLOS DIAS (Diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE),  também comparecem para esse evento.
Após a abertura dos trabalhos pelo Presidente JOÃO DE FAVARI e a constituição da Mesa Diretora, são homenageadas as crianças do Colégio “MAESTRO ANTÃO FERNANDES”, escola do bairro, após cantarem com os presentes o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Depois se processa a entrega do MARCO DA PAZ para as pessoas citadas no convite. O ponto alto da cerimônia é a palestra de OG POZZOLI sobre a vinda da Família Real de PORTUGAL para o BRASIL até a Independência do País. Brilhantes palavras as do POZZOLI. Ele gosta de história e discorre sobre isso com muita propriedade.
Durante o coquetel conversamos com muitos conhecidos e fica até difícil deixar o local. FRANCES vai pegar o metrô comigo. Ela conta sobre a interventoria no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fato este que deixa a doutora NELLY CANDEIAS numa situação constrangedora.
No MMDC, vou passar uma tarde trabalhando sozinho. O GINO e o MENDES estiveram hoje cedo no COMANDO SUDESTE acertando detalhes para a PARADA DE SETE DE SETEMBRO. Recebo a visita de uma estudante de história – ANA TRONU FERNANDES – que precisa fazer um trabalho sobre a Revolução Constitucionalista.
Uma notícia bastante alarmante é a de que a nossa funcionária está com inflamação coronária. Vai precisar fazer uma série de exames para descobrir a causa dessa doença. Ela trabalha sob tensão dessa descoberta desconfortante.
Deixo mais cedo a Sociedade. Chegando em casa recebo o convite da posse do novo Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM FÉLIX. Interessante é notar que a solenidade irá acontecer no Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”. Dá a entender que o FÉLIX vai comandar o choque com sede na cavalaria.
PEDRO comparece para ver alguns problemas que surgiram no computador. A máquina estava prendendo o DVD e se mostra lenta. Ele retornará na semana que vem para aumentar a capacidade da velocidade e fazer uma reinstalação do Windows.

O PALMEIRAS não quer mais ouvir falar do SPORT, o seu pesadelo em 2008. Pela terceira vez no ano perdeu para os pernambucanos. Hoje sofreu o primeiro revés no BRASILEIRO dentro do PALESTRA ITÁLIA: caiu por 3 a 0 e deixou a segunda posição para o CRUZEIRO, que bateu o VASCO por 3 a 1. Era para ser um dia de festa em SÃO JANUÁRIO, com o VASCO homenageando o time campeão da LIBERTADORES de 1998, com a presença dos jogadores que fizeram parte da equipe, como LUISINHO, MAURICINHO e RAMON, além do ex-técnico ANTÔNIO LOPES. Mas, num jogo tumultuado, com duas expulsões vascaínas, o CRUZEIRO foi um visitante ousado, saiu do RIO com uma vitória por 3 a 1 e assumiu a vice-liderança do BRASILEIRO. EDMUNDO, que precisou ir para o gol com a exclusão de FÁBIO, deixou o campo chorando.  

Morreu, em decorrência de um câncer de próstata, o cantor WALDICK SORIANO, de 75 anos. Ele havia sido internado no último domingo, dia 31 de agosto, no Instituto Nacional do Câncer. O baiano, que embalou multidões pelo país ao som de “EU NÃO SOU CACHORRO NÃO”, sofria com a doença desde 2006, sem tomar conhecimento de sua gravidade. À noite, seu corpo começou a ser velado na Câmara Municipal do RIO. A marca registrada de EURÍPEDES WALDICK SORIANO, além do repertório recheado de canções dor-de-cotovelo, era o visual. Sempre de chapéu e óculos escuros, o cantor se apresentava com ternos pretos bem cortados e sapatos lustrosos. A inspiração surgiu depois de ver os filmes do personagem “DURANGO KID”, um justiceiro que se vestia de negro e cobria parte do rosto com um lenço da mesma cor. Conhecido como um dos ícones do gênero brega, WALDICK ganhou nos últimos anos um CD/DVD ao vivo e o documentário “WALDICK SORIANO – SEMPRE NO MEU CORAÇÃO”, dirigidos por PATRÍCIA PILLAR. “Me aproximei dele como fã e, hoje, posso dizer que me sinto parte da família. Percorrendo o Brasil, vi o quanto ele era querido e derretia o coração das fãs. Além de ser um grande artista popular, era um homem amoroso e sempre tinha um olhar inteligente sobre as coisas. Com seu jeito divertido, conseguia falar direto ao coração. Fará falta porque era um invasor de corações e a cara do Brasil”, disse a atriz, que vive a vilã FLORA em “A FAVORITA”.
WALDICK também mereceu destaque no livro “EU NÃO SOU CACHORRO NÃO – Música cafona e Ditadura Militar” (2001), de PAULO CÉSAR DE ARAÚJO. Nos anos 1970, era garantia de audiência em programas como os do CHACRINHA, BOLINHA e FLÁVIO CAVALCANTI. Fez filmes como “A PAIXÃO DE UM HOMEM” (1972) e “O PODEROSO GARANHÃO” (1974).

Morreu hoje à tarde aos 80anos, em sua casa no IPANEMA, no RIO, o ator FERNANDO TORRES. Segundo amigos, o marido de FERNANDA MONTENEGRO foi vítima de um enfisema pulmonar. A família ficou o tempo todo ao lado dele e a aparelhagem necessária para seu tratamento foi colocada em sua casa após internações nos últimos meses. Não haverá velório e o corpo será cremado em data não divulgada. Nasceu em GUAÇUÍ, no RIO DE JANEIRO, em 14 de novembro de 1927. Além de FERNANDA MONTENEGRO, com quem era casado havia 56 anos, o ator deixa dois filhos: o cineasta CLÁUDIO TORRES e a atriz FERNANDA TORRES. FERNANDO fez sucesso em filmes como “A OSTRA E O VENTO” (1997), nas novelas “BAILA COMIGO” (1981) e “ZAZÁ” 91997) e no teatro, onde estreou em 1949 com a peça “A DAMA DA MADRUGADA”. “Era um homem de teatro completo. Uma pessoa exemplar, generosa, ética, corajosa”, disse o autor MANOEL CARLOS, com quem FERNANDO trabalhou em novelas como “LAÇOS DE FAMÍLIA” (2000). “Fundamos o (grupo) Teatro dos 7. Ele dirigia uma peça por mês, não cansava”, contou o ator e diretor SÉRGIO BRITTO. “A imagem que ficará em mim é a do talento,do amor ao teatro e à família”, disse EVA WILMA. “Estou triste pela FERNANDA, e os filhos. Foi um homem dedicado à profissão”, disse ARLETE SALLES, com que ele trabalhou nas novelas “LOUCO AMOR” (1983) e “AMOR COM AMOR SE PAGA” (1984). “Era um líder da classe teatral, sobretudo na época da censura”, recordou JUCA DE OLIVEIRA.

Em pouco mais de uma hora e meia, cinco homens vestindo coletes da Polícia Federal e armados com fuzis e pistolas, cometeram uma seqüência de crimes, no final da tarde de ontem. Eles atravessaram quatro bairros da zona oeste da capital, tentaram seqüestrar um empresário na Rua CAIOWÁS, em PERDIZES; atiraram em direção a dois PMs na Rua HENRIQUE SCHAUMANN, em PINHEIROS; roubaram um táxi na Alameda TIETÊ, JARDIM PAULISTANO; e o abandonaram em um estacionamento da Rua CLODOMIRO AMAZONAS, no ITAIM. No carro foi achado um arsenal, que incluía granada, carregadores e 574 munições. A ação começou por volta das 17:30 horas. Ocupando um SANTANA prata com giroflex e placas clonadas de uma viatura policial do 66º Distrito (JARDIM MARÍLIA), a quadrilha tentou seqüestrar um empresário que saía do trabalho. Apesar de levar uma coronhada na cabeça, a vítima conseguiu reagir e se esconder na empresa. Dois soldados da ROCAM viram o SANTANA na esquina das ruas TEODORO SAMPAIO e HENRIQUE SCHAUMANN e o acompanharam. “Ao perceber que os PMs não saíam de trás, os ladrões ligaram o giroflex e um dos ocupantes chegou a bater com a mão na lataria do veículo, como se quisesse dar a entender que estavam trabalhando”, conta o MAJOR PM LUÍS ANTÔNIO JARDINI, coordenador operacional do 23º Batalhão de Polícia Militar.
Ao perceber que os PMs não saiam de perto, três dos bandidos colocaram o corpo para fora do carro e atiraram para abrir caminho. Ninguém foi atingido. Os ladrões seguiram para o JARDIM PAULISTANO, onde abandonaram o SANTANA, na Alameda TIETÊ. Na mesma rua pegaram um táxi e, alguns metros depois, obrigaram o motorista a descer. A quadrilha seguiu para o ITAÍM e largou o carro em um estacionamento. Os ocupantes saíram com um maço de dinheiro nas mãos e chamaram a atenção do manobrista, que avisou a polícia. Os crimes foram registrados no 78º Distrito (JARDINS), mas estão sendo investigados por policiais da Delegacia de Roubo a Bancos (DEIC).

Treze horas e meia depois de derrapar na pista principal do Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul, o avião bimotor KING-AIR, de prefixo PT-PAC foi removido do local do acidente pouco antes das 4 horas. Ao abortar a decolagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que desceu o barranco em volta da pista e só parou, de bico, na mureta de concreto que separa o aeroporto da alça de acesso da Avenida WASHINGTON LUÍS. O local foi interditado para a remoção. Na madrugada, o guindaste para a retirada do avião só chegou no local por volta das 2 horas.

LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES, o MANÍACO DE GUARULHOS, mostrou à polícia mais três locais onde teria feito vítimas: dois na capital e outro em GUARULHOS. O trabalho da investigação, agora, é identificar as novas vítimas com base nas indicações. O maníaco disse ter matado dois homens na zona norte e uma mulher ao lado do trilho do trem, na zona leste. A outra vítima teria sido atirada num rio em GUARULHOS.

A tempestade tropical HANNA provocou hoje ao menos 90 mortes, deixou milhares de desabrigados e destruiu bairros da cidade de GONAIVES, no HAITI. Foi a terceira tormenta a atingir o país em dez dias, arrasando parte do litoral e matando ao menos 215 pessoas. Agora, deve voltar a ser furacão e se dirige para a costa Leste americana, e já provoca retirada em cidades da CAROLINA DO NORTE. A região mais atingida pelo HANNA, que chegou com ventos de 105 quilômetros por hora, foi o departamento de ARTIBONITE, onde fica GONAIVES, no norte do HAITI, e também em pontos do Sul. O furacão GUSTAV e a tempestade FAY já haviam espalhado destruição. Moradores saíram às ruas em busca de água e comida, ao lado de corpos de animais. Carros que passavam eram socados por pessoas desesperadas. Segundo a CRUZ VERMELHA, dos 150 mil moradores de GONAIVES, 120 mil estão desabrigados. A região conta com apenas cem refúgios. As 90 mortes se referem aos cadáveres encontrados. O número pode ser maior. Metade da REPÚBLICA DOMINICANA ficou sem luz. Perto das BAHAMAS, a tempestade IKE ganhou força de furacão, mas não se encaminha para outro país.
As equipes de resgate de PORTO RICO encontraram parte do traje de banho da brasileira FERNANDA OKAMURA ABENSUR, que fazia um mestrado no país e desapareceu segunda-feira em um passeio de barco no RIO PRETO. As buscas foram retomadas hoje, após serem suspensas por causa das chuvas provocadas pela tempestade HANNA. Ela fazia o passeio com dois amigos colombianos, que morreram, e um canadense quando o nível da água subiu.  

2 009      :       -       SEXTA-FEIRA
Recebo várias mensagens pela Internet. Uma delas é de ODILSON MEDEIROS, depois de colocar à sua disposição minhas memórias:
Sr Cel PM Mário Ventura
Juro por Deus que estava pensando em pedir isso ao senhor e só não o fiz, pois achei que o senhor ia achar muita "folga", até porque o conteúdo das mensagens do senhor estão disponibilizadas no vosso "blog".
O senhor muito provavelmente não tenha nem me visto, mas posso garantir que ví o senhor algumas vezes em solenidades na APMBB e ví a sua elegancia e galhardia com que o senhor ostentava o nosso uniforme.
Acredite que o senhor me ajudou a ter orgulho pela nossa Profissão.
Ficarei honrado em receber suas mensagens e se o senhor permitir, poderia encaminhar algumas coisas interessantes que recebo de outros amigos.
Segue no anexo uma foto recente deste Oficial, embora à paisa, mas trata-se de foto recente deste seu admirador.
Que o senhor nosso Deus conserve o senhor com todo esse entusiasmo.
Odilson Medeiros
Ten Cel Res PM - Asp 79 Valinhos-SP

04SET2009 De: Bdmarques
Enviadas: Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 23:53:36
Assunto: *GBB/ Planejamento PM
Amigos
Nossa PM realmente sabe o que quer e tem gente de competência para avaliar e garantir um futuro pleno de exitos.
Grandes profissionais, em especial, o Cel Leal e o Cel João Antonio
Donizeti PS: O Ishikawa está até nesse trabalho!!!!
Polícia Militar se prepara para o futuro.
Oficiais preparam o planejamento estratégico do próximo quadriênio para Grandes Comandos da PM.
Com penetração, dedicação e muita discussão é o que pauta o trabalho dos Oficiais da Polícia Militar no “Workshop” que tem por finalidade traçar as linhas de ação do plano estratégico do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e da Diretoria de Saúde da Instituição.
A finalidade da reunião que começou no dia 01 de setembro, no CEIB - Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, em ,Franco da Rocha, SP ,- e terminou no dia 03 de setembro, é condensar as idéias dos Oficiais em sete eixos temáticos, nas áreas de gestão de pessoas, logística, operacional, conhecimento, finanças, tecnologia de informação e comunicações e também de comunicação social.
A Diretoria de Telemática da Polícia Militar, que já detém maturação e desenvolvimento na gestão de projetos, através da tecnologia PMI – conjunto de conhecimentos para gestão de projetos – através do qual se aplicam as melhores práticas para gerenciamento de novos desafios, em que haja incerteza de resultados, mas trabalhados para concretização dos objetivos esperados.
Diante desses conhecimentos de gestão, que já foram adquiridos ao longo do tempo, o Alto Comando da PM atribui àquela Diretoria a tarefa de fornecer atividades motivadoras para assessorar a formulação de estratégias, assim como prover suporte técnico durante a realização dos trabalhos.
Nesta edição dos trabalhos, tanto o Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, quanto a Diretoria de Saúde, que tem sob sua responsabilidade o Centro Médico da Polícia Militar, o Centro de Reabilitação e o Centro Odontológico, desenvolveram as linhas que servirão de base para a execução de ações, naqueles eixos de gestão, a fim de possibilitar o fornecimento público de seus serviços com excelência e eficiência com melhoria contínua ao longo do próximo quadriênio.
Outras unidades participaram, no primeiro dia, como observadoras a fim de que assimilassem os conhecimentos iniciais para implementação desta técnica de planejamento em suas respectivas sedes. O objetivo é que o trabalho de planejamento não esteja divorciado daqueles que efetivamente colocarão a “mão na massa” em um futuro breve.
Através de ferramentas de fomentação de idéias e diagnóstico de oportunidades, como a matriz SWOT, gráfico de Ishikawa e outras técnicas é que se pode observar quais são as forças, oportunidades, as fraquezas e as ameaças de cada uma das idéias, observações ou diagnósticos a fim de se priorizar as ações mais importantes para que a Instituição alcance os objetivos estratégicos de Comando alinhados com plano plurianual do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública.
O Coronel PM Omar Lima Leal coordenou o planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o Coronel Médico PM José Carlos Queiroz, coordenou o da Diretoria de Saúde. Pela Diretoria de Telemática, o Coronel PM João Antonio Ribeiro Ferreira e o Major PM Roberval Ferreira França coordenaram o evento, com suporte e orientações para se atingir os objetivos desejados, qual sejam a apresentação de um plano para as ações da PM no período de 2010 a 2014.
O Coronel Médico Queiroz tem a seguinte opinião sobre os trabalhos “É um grande passo para a PM, e se todos os Comandos puderem realizar o mesmo workshop, será um grande avanço, com visão de qualidade e planejamento estratégico”.
texto: Cap PM Marcel Lacerda Soffner
foto:Sd PM Isaias Hofacher Andrade
BENEDITO DONIZETI MARQUES
Turma Tiradentes
04SET2009-celmedeiros .. Cel (6)[grupobarrobranco] Escolta de presos pela PM‎ - Agora estou entendendo porque minha filha foi parada para fiscalização do IPVA pela PM. De olho …19:39
mim, Odilson (2)4 de setembro‎ - Sr Cel PM Mário Ventura Juro por Deus que estava pensando em pedir isso ao senhor e só não o …13:48
nelson nunes fernandesEnc: ÁSIA MISTERIOSA....‎ - Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música …12:40
Gilberto TaccoliniENC: FW: Belgica e bela música!‎ - Apreciem, é outra cultura, outro mundo!!! gil FREE Animations for your email - by IncrediMail …11:51
Gilberto TaccoliniENC: Biliquê ... Agildo & Jô Soares ... SHOW !!!‎ - s e n s a c i o n a l AUMENTE O SOM11:25
Gilberto TaccoliniENC: Para não esquecer...‎ - Conselho de "Ética" arquiva todas as 11 ações contra Sarney. DEVEMOS conhecer os … 11:14
Gino StruffaldiFw: Ajudem a divulgar esse video !‎ - QUE TE VAJA BIEN ! - TFA - GINO Original Message From: Virgilio Dias To: Eurico … 11:06
São Paulo AbandonadaBoletim São Paulo Abandonada - 04/09/2009‎ - Boletim São Paulo Abandonada O São Paulo Abandonada traz uma grande atualização esta semana … 10:30
00:10 (21 horas atrás)
Em sex, 4/9/09, celmedeiros@gmail.com escreveu:
De: celmedeiros@gmail.com
Assunto: [grupobarrobranco] Escolta de presos pela PM
Para: grupobarrobranco@grupos.com.br
Data: Sexta-feira, 4 de Setembro de 2009, 3:10
Pois é, o nosso Secretário de Segurança realmente é um homem resolvido !!
Resolveu e publicou no Diário Oficial a "Resolução", cuja cópia segue em anexo.
Tomara que ele também resolva acabar com a diferença salarial entre Oficiais da ativa e os da reserva.
Também poderia providenciar a devolução do nosso Posto imediato, até porquê, nenhuma dessas injustiças foi provocada por ele e o fato dele ser oriundo do ninho das águias pardas, permite que tenhamos a esperança nesse sentido, não é verdade?!
Tomara que ele se sensibilize e providencie a correção desses dois erros enormes que só nos prejudicaram, pois afinal de contas, qual era o impacto dessas despesas no orçamento do Estado mais rico da nação?
Estou aguardando confiante que alguém fale com ele.
Odilson Medeiros
Ten Cel Res PM Asp79 - Valinhos-SP
O que esse safado esta fazendo é porque ele sabe que somos um elefante com cérebro de formiga, ele é do nosso meio portanto, sabe que não fazemos nada, com isso ficou numa boa com a PC. Aqui em Assis inventaram a tolerância zero, qualquer coitado vai para a cadeia, mas, quem trabalha é a PM quem colhe os frutos é a PC. Vamos lutar para tirar o vagabundo de onde está.
Sex 4/09/09 11:36 , aferrantebruno@yahoo.com.br sent:
teralc2005@yahoo.com.br
caro ferrante, é bastante compreensivel seu desabafo e constatação de que sempre tem q ser um dos nossos para tirar os componentes da corporação do sério..apesar da noticia e do fato de voltar a PM a fazer escolta de presos e caminhar para a perda do poder de elaborar o TC, duas situações bastante desfavoraveis à PM. a culpa é nossa mesmo. eu me lembro q quando esse novo secretario assumiu eu disse que n pensassem q ele iria resolver problemas da corporação..não iria como nao vai..o compromisso dele com o governador não é profissional...é politico..e mais..os delegados articulam muito sabiamente suas investidas ao contrario de nossos pares que sempre pensam no cumprimento do dever e no cumprimento de ordens sem mesmo às vezes analisar se tais determinações são ou não legais como ocorreu recentemente com a palhaçada da operação DE OLHO NA PLACA, onde sòmente a PM botou a cara para tomar tapas.. continuamos com o habito de não incomodar a autoridade superior, ainda mais se tal autoridade foi colega nosso.vivemos assumindo compromissos profissionais que não nos dizem respeito, basta analisar missões completamente alheias à nossa finalidade constitucional.. aqui fazemos o papel de secretaria de saude, meio ambiente, promoção social e até policia preventiva..não espere portanto, apoio deste e nem de qualquer outro secretario de segurança que venha a assumir o cargo porque  sempre estarão cercados pelos delegados de policia tenha sido o  o novo escolhido PM ou não...
aferrantebruno@yahoo.com.br> escreveu:
Srs. Gebebianos!!
A Polícia Civil já tem a faca para deixar a Polícia Militar de joelhos, só falta o queijo(retirada do BOPM/TC).
Com essa atribuição de escolta de preso total (da SSP e da SAP)através da nova Resolução, inclusive em hospitais e congêneres e a obrigação de voltar a ficar na porta da Delegacia aguardando para registrar BO a PM vai perder sua capacidade de prevenção, que hoje já é prejudicada por uma série de fatores, e consequentemente sua pronta resposta no atendimento de ocorrências.
PRECISOU DE UM SECRETÁRIO, OFICIAL DA PM, PARA FERRAR TANTO A CORPORAÇÃO.NENHUM OUTRO SECRETÁRIO CIVIL NOS PREJUDICOU TANTO. SERÁ QUE HÁ ALGUÉM DA TURMA DELE COM PEITO PARA LHE JOGAR ISSO NA CARA. O CIDADÃO USOU DA PM PARA SE PROMOVER NA SAP E AGORA NA SSP CONTINUA USANDO-A.
OU SERÁ QUE ELE QUER DAR A CORDA PARA A PC SE ENFORCAR???
DE QUALQUER FORMA, TAMBÉM VAI NOS ENFORCAR.
É UM ASSUNTO QUE PRECISA SER DEBATIDO NO GBB, A MEU VER.
Alfonso
19:38 (2 horas atrás)
cel_ciapina@yahoo.com.br
Agora estou entendendo porque minha filha foi parada para fiscalização do IPVA pela PM. De olho na placa é isso? Carro sem licenciamento é porque não pagou o IPVA, e nós somos os cobradores. Lamentável servidão..

Leio no Diário Oficial, pela Internet, a passagem para a reserva do CORONEL PM SAINT-CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO, atual DIRETOR DE FINANÇAS. Ele nasceu em 1º de agosto de 1957. Entrou na PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 24 de  maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003; CORONEL – 14 de janeiro de 2005. 

Chuvisca nesta manhã, mas a temperatura é agradável. Vou mais tarde para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, por volta das 13 horas estou almoçando com: COLOMBO, VICTÓRIO, CRISTIANO, OLIVEIRA e DANILO. Comentamos a argúcia da polícia civil na captura de bandidos que roubavam mulheres no trânsito. Foram 40 dias de investigações. Policiais se vestiram como mendigos e usuários de drogas. Também arrumaram um apartamento de onde filmaram o que se passava entre os Viadutos GALVÃO BUENO, na LIBERDADE, e JÚLIO DE MESQUITA FILHO, na BELA VISTA, centro de SÃO PAULO. A OPERAÇÃO LIBERDADE prendeu 21 pessoas que roubavam mulheres motoristas paradas no trânsito e traficantes de drogas que trocavam bolsas, telefones celulares, jóias e relógios por pedras de crack e porções de cocaína e maconha. 
Recebemos a visita do cadete JOSÉ GOMES, do 4º CFO, presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. Vem trazer os sete trabalhos acadêmicos para serem avaliados pela Sociedade, após o concurso abordando o papel do cadete na Revolução Constitucionalista de 1932. A idéia é premiar os três primeiros colocados em princípios de outubro. A presença do JOSÉ GOMES, nosso associado, faz com que eu permaneça um pouco mais tarde no MMDC. Isso faz com que meu retorno a GUARULHOS seja realizado num coletivo lotado. 

A verba indenizatória dos senadores tem sido usada para contratar consultorias de amigos e aliados – embora o Senado tenha 170 consultores legislativos em seu quadro – fazer propaganda em rádios e jornais regionais na véspera de um ano eleitoral, além de ter virado um vale-refeição de luxo. Cada senador recebe um salário de 16,5 mil reais, mas ganha uma verba extra de 15 mil reais por mês para alugar escritório político, bancar compras de material, consultorias, viagens e alimentação, desde que essas despesas tenham relação com o mandato. Não há nenhuma fiscalização sobre o conteúdo das notas fiscais apresentadas pelos parlamentares. Vale o documento que o senador entrega, sem necessidade de justificativa. Em junho, depois de muita pressão, o Senado passou a divulgar o nome das empresas que receberam, desde abril, esses recursos da verba indenizatória, incluindo os valores, O passado por enquanto, continua sob segredo.

Após a ministra DILMA ROUSSEFF (CASA CIVIL), mais dois pré-candidatos à Presidência – o governador de MINAS, AÉCIO NEVES, e o deputado CIRO GOMES – ajustaram nesta semana o foco para as questões do meio ambiente. O tucano, com viagem marcada à AMAZÔNIA, disse hoje em BELO HORIZONTE que “qualquer pessoa que queira pensar o BRASIL com seriedade para as próximas décadas tem de incluir a questão da sustentabilidade no seu programa”. CIRO, no RIO, declarou que em 2010 discursos e planos de governo terão de dar “conteúdo” ao termo sustentabilidade. O tema ganha destaque na mesma semana em que a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora MARINA SILVA trocou o PT pelo PV, com o plano de disputar a Presidência.
Sem falar da possível pré-candidatura para disputar a Presidência em 2010, o governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, seguiu o script de candidato, hoje, durante um evento oficial na cidade de SOROCABA, no interior paulista. Acompanhado de secretários, ele esticou a agenda para visitar um bairro carente, abraçou e beijou crianças e até comeu uma banana nanica oferecida por um assentado rural. SERRA esteve na cidade para inaugurar a reforma do prédio da delegacia seccional, obra de 530 mil reais. Também entregou 400 viaturas para unidades policiais do interior, 100 delas para a região de SOROCABA. No mesmo evento, o governador tucano assinou a promulgação da lei aprovada pela Assembléia Legislativa doando 200 mil metros quadrados para regularizar a situação de cerca de mil moradores do JARDIM NOVA ESPERANÇA.

A atriz e cineasta LIZ MARINS, de 37 anos, filha de JOSÉ MOJICA MARINS, o ZÉ DO CAIXÃO, e o escritor CRISTIANO MARINHO, de 31 anos, dizem ter sido agredidos por seguranças de uma boate em São Paulo. A discussão aconteceu pouco antes das 7 horas, quando eles deixavam a casa A LOCA, na Rua FREI CANECA, no bairro de CERQUEIRA CÉSAR, na zona oeste de São Paulo. A briga começou por causa da perda da comanda. O escritor que usa o nome artístico de KIZZY YSATIS, disse que já tinha pagado a conta. O gerente foi chamado e acabou se envolvendo na briga. LIZ contou que pagou a parte dela com o cartão de crédito e esperava o amigo sentada na porta da boate. De repente, ela ouviu uma discussão entre o amigo, os seguranças e o gerente. CRISTIANO foi jogado em um canto da boate e espancado pelos seguranças. Ela disse que tentou socorrê-lo, mas também acabou no chão, presa por um outro segurança. A polícia foi chamada e a atriz e o cineasta foram levados para a Santa Casa de Misericórdia, na SANTA CECÍLIA.   

Desde abril, quando foi ameaçado de morte, o PM MARCO ANTÔNIO VIEIRA, de 44 anos, não saía desarmado nem para ir ao banheiro de sua casa, em SÃO VICENT. Ele pediu ajuda aos superiores, pois seu nome estava na lista de PMs marcados para morrer pelo crime organizado na BAIXADA SANTISTA. O policial militar foi executado na semana passada, com dez tiros, na frente da família. Quatro colegas de farda tiveram o mesmo fim.
Segundo o deputado estadual MAJOR PM OLÍMPIO (sem partido), uma interceptação telefônica feita pela polícia, com autorização judicial, apurou que existe uma lista com nomes de PMs e agentes penitenciários na mira do crime organizado. O parlamentar afirmou que outros três colegas do soldado VIEIRA também estão marcados para morrer. A lista de morte e os recentes ataques a bases comunitárias reforçam a tese da bancada policial na Assembléia Legislativa de São Paulo de que essas ações são protagonizadas por integrantes do PCC. Hoje, criminosos dispararam contra a base da 1ª Companhia do 27º Batalhão de Polícia Militar, na CIDADE DUTRA, zona sul. Uma viatura da PM também foi metralhada no JARDIM ORIENTAL, em SANTO ANDRÉ, no ABC. 

Depois do enterro de MICHAEL JACKSON, ocorrido no Cemitério FOREST LAWN PARK setenta dias após sua morte, alguns parentes e amigos do REI DO POP se reuniram em um restaurante italiano, em PASADENA, cidade-satélite de LOS ANGELES. É tradição nos EUA comer e beber após o sepultamento para lembrar a trajetória do morto. O jantar foi até a madrugada de hoje. Estavam no encontro, entre outros, uma irmã de MICHAEL, LA TOYA, e o ator COREY FELDMAN, amigo do cantor desde os anos 1980. O reverendo AL SHARPTON, que celebrou a cerimônia do sepultamento, acompanhou o grupo. Ao sair do restaurante, um convidado fez o “moonwalk”, passo típico de MICHAEL. 

Aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) bombardearam hoje dois caminhões-tanque que haviam sido capturados pelo TALEBAN no norte do AFEGANISTÃO, matando pelo menos 90 pessoas, incluindo insurgentes e civis que estavam no local para pegar combustível.
O ataque, que ocorreu na Província de KUNDUZ, pode provocar uma reação negativa da população afegã contra a OTAN e os EUA. Inicialmente, a aliança afirmou que acreditava haver somente militantes do TALEBAN entre os mortos. Mas, depois, admitiu que havia um grande número de vítimas civis.
Testemunhas disseram que as pessoas que estavam retirando combustível dos caminhões foram queimadas vivas no ataque. Funcionários de hospitais relataram que dezenas de civis com queimaduras sérias – entre eles três crianças – foram internados.  

Um chamado feito pela Internet por um grupo de colombianos há 12 dias mobilizou milhares de pessoas em várias cidades do mundo para protestar contra o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ. As maiores manifestações ocorreram na COLÔMBIA, HONDURAS e VENEZUELA. Houve marchas de protesto em NOVA YORK, MIAMI, MADRI, PARIS, BRUXELAS, HAMBURGO e TORONTO. Em SÃO PAULO também houve um protesto, pequeno, contra o líder. A convocação foi feita por redes sociais. 

KEITH WATERHOUSE, cujo romance O MUNDO FABULOSO DE BILLY LIAR (1959) colocou o escritor na linha de frente dos jovens autores do norte da INGLATERRA nos anos 1950, morreu nesta sexta-feira, em sua casa, em LONDRES, de causa não revelada pelos familiares. Em BILLY LIAR, ele usou referências autobiográficas para criar o personagem de BILLY FISHER, adolescente sonhador e comediante frustrado que, em sua fantasia, é um primeiro-ministro. Foi o primeiro grande papel de ALBERT FINNEY no cinema, dirigido por JOHN SCHLESINGER, em 1963. Para o diretor ele escreveu o roteiro do filme AINDA REST UMA ESPERANÇA (A KIND OF LOWING), 1962.

2 010        :         -         SÁBADO
Setembro apresenta um de seus dias mais quentes do ano. Isso dá um certo desânimo para tratar dos assuntos rotineiros. Trabalho na biblioteca e no computador, organizando minhas memórias e meus arquivos. O JOÃO GOMES apresenta um DVD da festa de aniversário do IAGO (8 anos) e PAULO CÉSAR (30 anos). Na hemeroteca o JOÃO está tendo trabalho na fixação de uma taboa na parede da sala. Continuamos arquivando livros de memórias de dezembro de 2008.

A festiva semana do centenário não poderia terminar de outra forma para a torcida do CORINTHIANS. No PACAEMBU lotado por mais de 35 mil pagantes, o time de ADILSON BATISTA levou susto no início, mas virou para cima do GOIAS e, com boa atuação coletiva, venceu por 5 a 1. Com um jogo a menos, a equipe do PARQUE SÃO JORGE chegou a 37 pontos e ficou um atrás do líder FLUMINENSE, que amanhã pega o GUARANI, em CAMPINAS. No ENGENHÃO, o BOTAFOGO abriu dois de vantagem no primeiro tempo, mas deixou o GRÊMIO empatar por 2 a 2 na etapa final. Em FORTALEZA, o VASCO acabou com a invencibilidade do CEARÁ dentro de casa e venceu por 2 a 0, gols de ZE ROBERTO e FELIPE BASTOS.

O comando de campanha do PSDB acusou o PT de simular um assalto, na quarta-feira, ao comitê eleitoral de MAUÁ para “queima de arquivo”. O senador ÁLVARO DIAS (PR) afirmou que a ação, investigada pela polícia, serviu para encobrir a destruição da ficha de filiação do contador ANTÔNIO CARLOS ATELLA FERREIRA, que, com uma procuração falsa, teve acesso aos dados fiscais de VERÔNICA SERRA, filha do candidato JOSÉ SERRA. O PT admitiu que o contador é cunhado de um dos fundadores do partido em MAUÁ, JOÃO PRIMO, mas disse que a filiação não se consumou, em virtude de um erro de grafia: a ficha de inscrição trazia o sobrenome “ATELKA” em lugar de ATELLA.
SÃO PAULO- O policial militar à paisana Eduardo Ribeiro Reis, de 23 anos, foi preso neste sábado, 4, acusado de matar o office boy Felipe Augusto Brandão do Amor Divino Paixão, 24 anos, em frente a uma lanchonete na Avenida São Miguel, Vila Constância, zona leste de São Paulo. O crime ocorreu por volta das 5h da manhã, e o policial estaria embriagado quando cometeu a ação, segundo a Secretaria de Segurança Pública. A vítima chegou a dar entrada no Hospital Ermelino Matarazzo, mas faleceu. Já o PM foi preso em flagrante e levado ao 24º DP. Ele deve ser escoltado até o Presídio Militar Romão Gomes. Como o policial estava à paisana, o caso será conduzido pela Justiça comum. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial e ele responderá pelos crimes de homicídio consumado e porte ilegal de arma de uso permitido. A Polícia Militar ainda deve abrir um processo disciplinar contra Reis. "Se comprovada a irregularidade ele será expulso da corporação", informou a Secretaria de Segurança Pública.
Um analista tributário da agência da Receita na cidade de FORMIGA (MG) teve acesso dez vezes, num só dia, aos dados do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, EDUARDO JORGE. Sem negócios ou imóveis em FORMIGA, o tucano tem domicílio fiscal no RIO, o que reforça o caráter de violação. Segundo levantamento do Serviço Federal de Processamento de Dados, o Banco Central, a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República consultaram informações do IR de EDUARDO JORGE, mas nenhum deles fez isso tantas vezes quanto o analista de FORMIGA, que teve acesso aos dados no dia 3 de abril de 2009. O episódio ocorreu seis meses antes da onda de violações de sigilos fiscais de dirigentes do PSDB e de VERÔNICA SERRA, registrada em MAUÁ e SANTO ANDRÉ. 
  
A bela MARIA SHARAPOVA não teve trabalho para avançar às oitavas do ABERTO DOS EUA. A russa derrotou a americana BEATRICE CAPRA com uma bicicleta. Em busca de lugar nas quartas, a ex-líder do ranking fará um duelo de musas com a dinamarquesa CAROLINE WOZNIACKI, que venceu YUNG-JAN CHAN, de TAIPEI. Na chave masculina, o suíço ROGER FEDERER superou o francês PAUL-HENRI MATHIEU e o sueco ROBIN SODERLING bateu o holandês THIEMO DE BAKKER.

2 011       :     -       DOMINGO
CADERNO ESPECIAL DO “O ESTADO DE SÃO PAULO”
11.09.2001 A MARCA DO TERROR NO INÍCIO DO SÉCULO
O mundo mudou em questão de horas. A primeira reação após a catástrofe de 11 de setembro de 2001 foi questionar: por quê? O que levou 19 muçulmanos a seqüestrar jatos comerciais com 40 mil litros de combustível e transformá-los em bombas contra civis? A escassez de explicações fez do cientista político SAMUEL HUNTINGTON o profeta do momento. Ele passou os anos 90 defendendo que o mundo pós-Guerra Fria seria marcado por conflitos entre identidades culturais, entre as quais a islâmica era a mais encrenqueira. As democracias ocidentais, pluralistas e liberais, seriam sua nêmesis. O choque de civilizações foi a primeira seqüela dos atentados: um surto de islamofobia. Tragédia consumada, o presidente GEORGE W. BUSH não tinha outra opção senão um revide proporcional ao golpe. Mas dessa vez o adversário não era um Estado. Na falta de alvos convencionais, ele declarou “guerra ao terror”, anunciando sanções contra países que protegessem terroristas e prenunciando as primeiras ações no AFEGANISTÃO. BUSH encontrou sua doutrina e, os EUA, o unilateralismo. Segundo estudo da BROWN UNIVERSITY, dez anos depois, o esforço consumiu US$ 5 trilhões e contribuiu para o buraco nas contas públicas do país. Pior do que o déficit econômico, porém, foi o desgaste moral. Para trancafiar terroristas capturados, os EUA criaram um centro de detenção em GUANTÁNAMO, CUBA. Até hoje, a prisão é um espinho na garganta da nação que era arauto dos direitos humanos. A vida dos americanos também nunca mais foi a mesma. A Lei Patriótica deu ao presidente o direito de prender sem acusação prévia suspeitos de terrorismo. Pouco depois, BUSH mandou grampear telefonemas e e-mails de cidadãos sem permissão judicial. Viajar de avião virou uma via-crúcis. A segurança nos aeroportos foi reforçada e a inspeção de passageiros aumentou as filas, os atrasos e o desconforto. Neste caderno, o ex-prefeito de NOVA YORK, RUDOLPH GIULIANI, admite que a cidade não estava preparada para a dimensão dos ataques, o analista MATIAS SPEKTOR fala da nova ordem global após 2001 e FAREED ZAKARIA classifica os últimos dez anos de “a década perdida dos EUA”.

Secretaria dos Negócios da Segurança Pública
POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC


O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, e o Presidente do Nucleo MMDC Leste,
Sentir-se-ão honrados com sua presença e de sua família no Ato Solene
Com a finalidade de comemorar o Aniversário dos 389 Anos de Sâo Miguel, e
o 79ºAniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, bem como Premiação de Valorização
aos Policiais Militares e aos Dignitários da Comunidade que apóiam
as Forças de Segurança Pública do Brasil,
que será realizado em :04 de Setembro de 2011, às 08:30 horas,
na Av. Pires do Rio nº 400 – São Miguel Paulista / SP.
Trajes: -Militares: B.2 com espada – FFAA o equivalente;  -Civis:Social ou Esporte Fino

Cordial e Respeitosamente,

                     Natanael Soares dos Santos                            Walter Castro Garcia
               1º Ten PM – Presidente Dir Executiva           Maj PM – Presidente Cons Deliberativo
                      Núcleo “MMDC Juventude Constitucionalista de 32 – Região Leste/SP”                 Núcleo “MMDC Juventude Constitucionalista de 32 – Região Leste/SP”
       SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 - M.M.D.C.
                                 “São Paulo forte, para um Brasil unido”

(Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 5.530 de 14/01/1960 e
Decreto Municipal Nº 8.790 de 23/05/1970)
Rua Anita Garibaldi, 25 - Fone: 3105-8541 CEP. 01018-020 – São Paulo – SP
e-mail: mmdc.32@terra.com.br

Evento de Comemoração  do Aniversário dos 79° Anos da Juventude Constitucionalista
e ANIVERSÁRIO DE SÃO MIGUEL PAULISTA  -  Data: 04SETEMBRO2011   Horário:08:00h
Local: Av. Pires do Rio nº 300 – São Miguel Paulista
Relação de Pretendentes a ser Agraciados com Medalhas da Sociedade Veteranos de32:

Medalha: CONSTITUCIONALISTA
Ordem
Posto/Grad +
NOME COMPLETO
FUNÇÃO
EXERCIDA – BTL / Cia
TIPO
MEDALHA
1
Ten Cel PM Líbero Vieira de Paula Filho
Cmt do 39º BPM/M
Constitucionalista
2
1º Ten PM Alessandro de Jesus Leme
Ch Ag Intelig 2º M
Constitucionalista
3
2º Ten PM Flavio Alexander Lobo
Ex-Pres Nucleo Ruytemberg Rocha
Constitucionalista
4
2º Ten PM Adriano Primo Duarte
SJD do 51º BPM/M
Constitucionalista
5
Sub Ten PM Carlos Gonçalves da Silva
3º Gp Bomb S.Miguel
Constitucionalista
6
Sr. Marcelo Akio Iqueuti
Presidente da SOAMI
Constitucionalista
7
Dr. Evaldo Tadeu de Oliveira
Secretário da SOAMI
Constitucionalista
8
Sr. Eduardo Alves dos Reis
Chanceler da FALASP
Constitucionalista
9
Sr. Orlando Fogaça de Almeida Filho
Comendador FALASP
Constitucionalista
10
Dr. Walter Mello de Vargas
Pres da ABIFPONU
Constitucionalista
11
Sr. Wilson Roberto Primo
Empresário
Constitucionalista
12
Sra. Aniete Thereza Gagliaze Zanca Parziale Rodrigues
Contabilista
Constitucionalista
13
Dr. João Luiz Pomar Fernandes
Advogado
Constitucionalista
14
Dr. Odair Cipoli
Advogado/Contabilista
Constitucionalista
15
Sr. Evando Reis
Engº - Pres Rotary Club
Constitucionalista
16
Sra. Daniela Santos de Carvalho
Professora
Constitucionalista
17
Sr. Yoshishigue Mikan
Ass Desp Nikey S.Mig
Constitucionalista
18
Sr. Fausto Tomaz de Lima
Comerciante
Constitucionalista
19
Profª Marilia Santos Carvalho de Polillo
Diretora Reg Ensino
Constitucionalista
Medalha: MMDC
20
Ten Cel PM Sérgio Lombardi Senedin
Ex-Cmt do 29º BPM/M
MMDC
21
Cap PM Douglas João La Femina Junior
Cmt 2ª Cia do 46ºM
MMDC
22
1º Sgt PM José Ferreira
Colégio Tobias Aguiar
MMDC
23
2º Sgt PM Carlos Roberto Barbosa dos Santos
Cmt Eq Força Tatica
MMDC
24
Sd PM Laélcio Alves Neto
Equipe Força Tática
MMDC
25
Sd PM Marco Aurélio Agostinho Martins
RP 190
MMDC
26
Sd PM Marcos Antonio da Silva
RP 190
MMDC
27
Sd PM Sebastião Gomes da Silva
RP 190
MMDC
Medalha: Governador PEDRO DE TOLEDO
28
1º Ten PM Aurelio Pequeno Santos Alves
Corregedoria PM
Gov Pedro Toledo
29
Dr. Nelson Silveira Guimarães
Diretor do DEIC
Gov Pedro Toledo
30
Dr. Youssef Abou Chahin
Diretor do DEMACRO
Gov Pedro Toledo
31
Sr. Marco Antonio de Mattos
Dir Ger Seg Santander
Gov Pedro Toledo
32
Dr. Osvaldo Pires de Holanda
Advogado
Gov Pedro Toledo
CORONEL PM MENDES, ALFREDO PIRES e sua senhora NAIR, AMADO RÚBIO e sua filha LÍGIA encontram-se comigo, por volta das 7:30 horas, para irmos para SÃO MIGUEL PAULISTA. Veio apenas um carro e somos obrigados a pedir uma outra viatura. Assim é que parto na frente com ALFREDO PIRES e sua senhora. O MENDES fica na companhia de AMADO RÚBIO e dona LÍGIA, aguardando a chegada da segunda viatura.
Um tempo muito bom para essa solenidade. Está aberto e com temperatura razoável. Mas vamos chegar muito cedo na Avenida PIRES DO RIO, local das comemorações. O bom é que vamos mantendo contato com velhos conhecidos e pessoas que apenas hoje se tornam nossas amigas. Tenho o prazer de relembrar do TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO LOMBARDI SENEDIN, principalmente porque ele é de uma família que reside até hoje em PÓA, no chamado MORRO DA PERRACINI. Conversamos durante um bom tempo. Ele está sendo homenageado hoje porque foi o primeiro comandante do 29º BPMM, batalhão sediado em SÃO MIGUEL PAULISTA.
O CORONEL PM MASSAO KITA, sub-prefeito da região, preside o evento. O Pavilhão Nacional é hasteado, juntamente com a Bandeira do Estado de São Paulo e a do Município. Logo em seguida se procede a entrega das medalhas.
No desfile, ALFREDO PIRES e AMADO RÚBIO desfilam numa das viaturas da área, praticamente abrindo o mesmo. Estão felizes por serem escolhidos para essa finalidade. Enquanto acontece o desfile conversamos com as pessoas presentes, divulgando a Revolução de 32 e acertando possíveis parcerias para as comemorações dos 80 anos  do Movimento em 2012. Um deles é o presidente da SOAMI, MARCELO AKIO IQUEUTI, que hoje foi condecorado com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Convida-nos para o aniversário da SOAMI em 8 de outubro. Tudo se realizou conforme o roteiro previamente idealizado pelo presidente do núcleo “MMDC-LESTE”

SIMBOLO MMDC

SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 - M.M.D.C.
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”

(Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 5.530 de14/01/1960 e Decreto Municipal Nº 8.790 de 23/05/1970
Rua Anita Garibaldi, 25 - Fones:  - Fax 3105-8541 - CEP. 01018-020 - SÃO PAULO - SP
Núcleo “MMDC Leste / SP”
Evento do Dia 04 de setembro de 2011 – 08:30h
Local: Palanque Cívico de Autoridades
End.: Av. Pires do Rio nº 400 – São Miguel Paulista

Aniversário dos 389 Anos de São Miguel,  e,
Comemoração dos 79 Anos da Juventude Constitucionalista de 32
Roteiro do Mestre de Cerimônia
Início
Anuncio e Cumprimento das Autoridades, dando-se as Boas Vindas e um Muito Bom Dia a todos.
Hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Convidamos a procederam o hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e bandeira da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Cel PM Luis Massao Kita – Subprefeito de São Miguel Paulista, o Cel PM Mario Fonseca Ventura – Pres da Sociedade Veteranos de 32, e, o Ten Cel PM Roberto Fernandes – Cmt do 29º BPM/M.
Canto do Hino Nacional Brasileiro
Aos acordes da 2ª Seção do Corpo Musical da PMESP sob a regência do maestro Sub Ten Mus PM Gerson Ribeiro, convidamos a todos que em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro.
Entrada do Pavilhão Nacional
Neste momento, solicitamos aos presentes cuja condição física o permita para que fiquem de pé em sinal de respeito para a entrada do Pavilhão Nacional conduzido pelo 2º Tenente Luan Guerreiro – CFP do 29º BPM/M que ocupará posição de destaque.
OUTORGA DE MEDALHAS:
1.)   Medalha Ordem do Mérito Grau Cavaleiro da ABRAMMIL (Academia  Brasileira de Medalhistica Militar):
A Medalha “Ordem do Mérito no Grau Cavaleiro” destina-se, precipuamente, a galardoar, exteriorizando o reconhecimento, às personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham a contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento das relações entre civis e militares, concorrendo para a melhor integração da sociedade, bem como a todos que contribuem com o civismo, patriotismo e ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade, através do apoio às Forças de Segurança Pública do Brasil, dos quais, tenham se tornado dignos de tal DISTINÇÃO.
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens: ....
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos agraciados, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
CAP RES EB HILARIO LABAT UCHOA - Votorantim/Nitroquimica
CAP MED RES EB Dr. CICERO CARDOSO DE SOUSA - Clinica Adolpho Lutz/Maçonaria
1º TEN PM EDSON OZÓRIO DE MELO – SJD do 29º BPM/M
Sr. FERNANDO LUIZ BARDUCHI         - Empresário Agencia Veículos
Sr. JOÃO LUIS ALVES BIZERRA - Empresário Publicidade EJ Comunicação
(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. CAP RES EB HILARIO LABAT UCHOA
(aplausos...)
2.)   Medalhas da SOAMI: Sociedade Amigos do CPOR/SP
A referida Medalha foi instituÍda pela Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, a qual tem por objetivo difundir conceitos doutrinários ou culturais relacionados com desenvolvimento e progresso do Brasil, sobretudo no que diz respeito a assuntos da Força Terrestre.
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens:
Convocamos o Sr. Marcelo Iqueuti – Pres da SOAMI, o Sr. Gerson Mandu – Dir da SOAMI, e o Sr. Gerson Mandu – Dir SOAMI, para efetuarem as entregas das medalhas da SOAMI.
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
Medalha “O Solar dos Andradas” à Ten Cel PM LUIZ DIAS FILHO – Chefe de Gabinete da Subprefeitura de São Miguel;
Medalha Patriarca da Independência à CAP PM ANISIO ARAUJO DOS SANTOS – Secretario da Sede do MMDC ; e
Medalha Patriarca da Independência à CB PM THAIS ANDRÉA PRIMO ZANELATTO – Equipe de Força Tática do 29º BPM/M, Graduada que se destaca nas missões de atuação de Força Tática, pois é a única Policial Feminina que pertence ao Pelotão de Força Tática em toda a Região Leste que compreende à Área do CPA/M-4.
(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Ten Cel PM LUIZ DIAS FILHO
(aplausos...)
3.)   Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU – Btl Suez/SP:
(Histórico da Medalha) A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA INTERNACIONAL DE FORÇAS DE PAZ DA ONU, tem como seu Presidente o Dr. Walter Melo Vargas Junior que nos honra com sua presença, e que também foi participante como combatente voluntário nas Forças de Paz da ONU apaziguando as guerras de etnias de outros países, propiciando o apoio e segurança  ao povo civil no estado de beligerância. A Medalha da Forças de Paz da ONU é uma comenda que enaltece as personalidades que apóiam a Missão de Paz que os Brasileiros desenvolvem em outros países, no intuito de pacificar a convivência entre os povos. É portanto uma medalha significativa outorgada às pessoas de tal distinção.
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores:
Dr. Walter de Melo Vargas Junior – Pres da Assoc Bras. Internac de Forças Paz ONU, e o
1º Ten PM José Gomes de Araujo Filho – Secretario da Assoc Bras. Internac de Forças Paz ONU
Para fazerem as entregas das medalhas
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
1) 1º Ten PM Fernando A. de Moura
2) Sr. Flavio Fracaroli M. Fontes
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. 1º Ten PM Fernando A. de Moura
(aplausos...)
Medalhas da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC:
 a.)CONSTITUCIONALISTA,      b.)M.M.D.C., e,        c.)GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
Neste momento, passaremos ao auge da Cerimônia, com a outorga das Medalhas “Constitucionalista”, “M.M.D.C.” e “Gov Pedro de Toledo” da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em que comemoramos os 79º Anos da Juventude Constitucionalista de 32
 (Histórico das Medalhas) No dia 23 de maio de 1932, quatro jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo deram suas vidas em defesa de um ideal defendido por um povo e se tornaram mártires da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenageá-los foi idealizada pela Sociedade Veteranos de 32, as Medalha MMDC, CONSTITUCIONALISTA e a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, as quais foram instituídas por lei pelo Governador do Estado de São Paulo.
Digna-se constar, que a Lei Fed. nº 12.430, de 20 de junho de 2011 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff,  inscreveu os nomes dos heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), no Livro dos Heróis da Pátria, pois tais mártires representam as lutas e conquistas da nossa Constituição Federal.
Assim, as Medalhas CONSTITUCIONALISTA, MMDC e Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO foram criadas com fim de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado dignas de especial distinção.
Tais Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, são portanto, Medalhas definitivas, pois perpetuam a gratidão e o reconhecimento, para todo o Sempre, dos que cumpriram essa jornada cívica para com aqueles que, hoje e no futuro, continuam abraçando os mesmos ideais de democracia, liberdade e amor a legalidade pelos quais se bateram os Veteranos de 32.
4.)   Entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA
Convocação das Autoridades que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; e Cel PM Antonio Carlos Mendes – Vice-Pres da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuarem as entregas das Medalhas, que por cortesia convidam e chamam para os auxiliarem nas entregas das medalhas, as seguintes personalidades: Cel PM Luis Massao Kita – Subprefeito de São Miguel; Ten Cel PM Roberto Fernandes – Cmt do 29º BPM/M; Mj PM Walter Castro Garcia – Coord Op do 29º BPM/M; 1º Ten Natanael Soares Santos – Pres do MMDC Leste; Cb PM Rosalin Dias Primo – Dir Adm do MMDC Leste; e Sd PM Vanderlei Conceição de Lima – Dir Comunicação Social MMDC Leste; ...
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
Ten Cel PM Líbero Vieira de Paula Filho
Cmt do 39º BPM/M
1º Ten PM Alessandro de Jesus Leme
Ch Ag Intelig 2º M
2º Ten PM Flavio Alexander Lobo
Ex-Pres Nucleo Ruytemberg Rocha
2º Ten PM Adriano Primo Duarte
SJD do 51º BPM/M
Sub Ten PM Carlos Gonçalves da Silva
3º Gp Bomb S.Miguel
Sr. Marcelo Akio Iqueuti
Presidente da SOAMI
Dr. Evaldo Tadeu de Oliveira
Secretário da SOAMI
Sr. Eduardo Alves dos Reis
Chanceler da FALASP
Sr. Orlando Fogaça de Almeida Filho
Comendador FALASP
Dr. Walter Mello de Vargas
Pres da ABIFPONU
Sr. Wilson Roberto Primo
Empresário
Sra. Aniete Thereza Gagliaze Zanca Parziale Rodrigues
Contabilista
Dr. João Luiz Pomar Fernandes
Advogado
Dr. Odair Cipoli
Advogado/Contabilista
Sr. Evando Reis
Engº - Pres Rotary Club
Sra. Daniela Santos de Carvalho
Professora
Sr. Yoshishigue Mikan
Ass Desp Nikey S.Mig
Sr. Fausto Tomaz de Lima
Comerciante
Profª Marilia Santos Carvalho de Polillo
Diretora Reg Ensino
(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Ten Cel PM Líbero Vieira de Paula Filho
(aplausos...)
5.)   Entrega da Medalha M.M.D.C.
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; e Cel PM Antonio Carlos Mendes – Vice-Pres da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuarem as entregas das Medalhas, que por cortesia convidam e chamam para os auxiliarem nas entregas das medalhas, as seguintes personalidades: Cel PM Luis Massao Kita – Subprefeito de São Miguel; Ten Cel PM Roberto Fernandes – Cmt do 29º BPM/M; Mj PM Walter Castro Garcia – Coord Op do 29º BPM/M; 1º Ten Natanael Soares Santos – Pres do MMDC Leste; Cb PM Rosalin Dias Primo – Dir Adm do MMDC Leste; e Sd PM Vanderlei Conceição de Lima – Dir Comunicação Social MMDC Leste; ...
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
Ten Cel PM Sérgio Lombardi Senedin
Ex-Cmt do 29º BPM/M
Cap PM Douglas João La Femina Junior
Cmt 2ª Cia do 46ºM
1º Sgt PM José Ferreira
Colégio Tobias Aguiar
2º Sgt PM Carlos Roberto Barbosa dos Santos
Cmt Eq Força Tatica
Sd PM Laélcio Alves Neto
Equipe Força Tática
Sd PM Marco Aurélio Agostinho Martins
RP 190 – 4ª Cia do 29º M
Sd PM Marcos Antonio da Silva
Equipe de Força Tática
Sd PM Sebastião Gomes da Silva
RP 190 – 7º BPM/M
(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. Ten Cel PM Sérgio Lombardi Senedin
(aplausos)
6.)   Entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO
Convocação das pessoas (padrinhos/madrinhas) que prestarão as homenagens
Convocamos os senhores: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; e Cel PM Antonio Carlos Mendes – Vice-Pres da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; para efetuarem as entregas das Medalhas, que por cortesia convidam e chamam para os auxiliarem nas entregas das medalhas, as seguintes personalidades: Cel PM Luis Massao Kita – Subprefeito de São Miguel; Ten Cel PM Roberto Fernandes – Cmt do 29º BPM/M; Mj PM Walter Castro Garcia – Coord Op do 29º BPM/M; 1º Ten Natanael Soares Santos – Pres do MMDC Leste; Cb PM Rosalin Dias Primo – Dir Adm do MMDC Leste; e Sd PM Vanderlei Conceição de Lima – Dir Comunicação Social MMDC Leste; ...
(Recebimento da Comenda - Convocação dos agraciados: )
Agora passaremos a convocação dos, no qual o militar de maior patente comandará a continência ao pavilhão nacional
Convidamos as seguintes personalidades para receberem as medalhas:
1º Ten PM Aurelio Pequeno Santos Alves
Corregedoria PM
Dr. Nelson Silveira Guimarães
Diretor do DEIC
Dr. Youssef Abou Chahin
Diretor do DEMACRO
Sr. Marco Antonio de Mattos
Dir Ger Seg Santander
Dr. Osvaldo Pires de Holanda
Advogado
(Recebimento da Comenda)
Continência ao Pavilhão Nacional
Agora teremos a Continência ao Pavilhão Nacional com a voz de comando proferida pelo Sr. 1º Ten PM Aurelio Pequeno Santos Alves
(aplausos)
Retirada do Pavilhão Nacional: Solicitamos a todos os presentes, que em sinal de respeito, fiquem em pé, para a SAÍDA DO PAVILHÃO NACIONAL.
As autoridades locais, como o Sr. Subprefeito de São Miguel: Cel PM Luis Massao Kita, agradecem a valiosa presença, efetiva participação e empenho dos Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Cel PM Ventura e Cel PM Mendes.
(prosseguimento da cerimônia com desfile cívico de viaturas da PMESP, Pol Civil e GCM, e escolas públicas, bem como entidades da comunidade local)
Passam das 11 horas e percebemos que AMADO RÚBIO e sua filha, LÍGIA, bem como o ALFREDO PIRES e dona NAIR estão cansados. Despedimo-nos das pessoas presentes e retornamos para casa.
Na tarde deste domingo sinto-me cansado. A temperatura cai e prefiro descansar.

Paulistano de nascimento, PLÍNIO CÉSAR DI MAIS fez de JUNDIAÍ, a 60 km da capital, sua terra. Formado em administração de empresas, sempre se mostrou empreendedor, mas foi somente há dez anos que deu a grande guinada de sua vida. Atualmente, vivia o melhor momento como empresário. Há uma década, DI MAIS fundou, no distrito industrial de ITUPEVA, a NATURALIS BRASIL, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas fluorescentes. Ele foi o primeiro empresário a trazer para o BRASIL a técnica de reciclagem, popularmente conhecida como papa-lâmpadas. Com a preocupação das empresas em investir em sustentabilidade, DI MAIS logo conquistou grandes clientes em todo o BRASIL entre os quais a COCA-COLA, ITAUTEC, NATURA TAM e KLABIN. O empresário foi casado com MARIA LÚCIA MAIS com quem teve três filhos. Após o divórcio, começou a namorar com a pedagoga ELIZABETH BENCE SANT´ANNA, de 60 anos. A educadora era de SANTOS, mas morava em PIRASSUNUNGA, onde era diretora da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O casal havia passado o fim de semana em BROTAS, quando neste domingo, na volta para casa, o empresário, de 65 anos, perdeu o controle do carro na Rodovia DOUTOR AMÉRICO PAIVA, a SP-197. DI MAIS e a namorada morreram antes de chegar ao hospital.

A sorte permanece ao lado do CORINTHIANS, que continua na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas, mais uma vez, faltou competência à equipe, que criou boas chances de gol e não conseguiu marcar diante do CORITIBA, no COUTO PEREIRA. Pior, novamente foi vazado – são 11 gols sofridos nos últimos seis jogos – e somou sua quinta derrota na competição: 1 a 0. Mesmo com a derrota, são quinze rodadas fechadas pelo ALVINEGRO na primeira colocação da competição. E a manutenção dos dois pontos a mais do que o segundo colocado, agora o SÃO PAULO. Tudo por causa de uma boa mãozinha do ameaçado BAHIA e do lanterna AMÉRICA MINEIRO, que aprontaram para cima de VASCO e FLAMENGO. Havia a possibilidade de o TIMÃO ser alcançado e até ultrapassado pelo VASCO no topo da tabela. Ainda mais pela composição dos confrontos, já que enfrentaria a sensação do primeiro semestre longe de casa enquanto os cariocas visitariam o lanterna AMÉRICA MINEIRO. O líder acabou abatido, porém viu o então perseguidor da vez ser goleado por 4 a 1 em SETE LAGOAS. De quebra, ainda festejou a derrota do FLAMENGO, no RIO, por 3 a1 para o BAHIA. Satisfeito com o primeiro lugar, o CORINTHIANS chegará ao duelo tão esperado da competição, quinta-feira, dia 8, diante do FLAMENGO, no PACAEMBU, mais uma vez sob pressão. Como na rodada passada, na qual acabou ajudado pelos rivais, há o risco de perda não apenas da liderança, como também de despencar para a quarta colocação.
Acostumado a deixar o campo como herói, MARCOS ASSUNÇÃO falhou hoje justamente naquela que é sua especialidade e viu o PALMEIRAS deixar a vitória escapar no PACAEMBU. Ao desperdiçar um pênalti nos últimos minutos, o volante ouviu vaias da torcida ao time pelo empate por 1 a 1 contra o CRUZEIRO. O resultado foi péssimo para quem dominou toda a partida e ainda sonha com o título. Por alguns minutos, a festa no estádio estava completa: time ganhando e CORINTHIANS perdendo em CURITIBA. Primeiro foi o argentino MONTILLO quem estragou as comemorações alviverde. Depois, MARCOS ASSUNÇÃO. O PALMEIRAS continua na sexta colocação do Campeonato Brasileiro, agora sete pontos atrás do líder CORINTHIANS.

O ITAQUERÃO custou a sair do papel, mas começa a deslanchar. A obra, argumento para a festança principal do CORINTHIANS pelos 101 anos de vida ontem, com a presença até do ex-presidente LULA (e personagem importante para que a arena esteja sendo erguida) já começa a receber os pilares de sustentação das arquibancadas. Não está “avançada”, como proclamam dirigentes do clube, da construtora responsável e por integrantes do comitê paulista, mas o ritmo é considerado bom por especialistas nesse tipo de obra. Além disso, o ITAQUERÃO, palco da abertura da COPA, tem a complacência da FIFA, que abriu exceção e já avisou que espera até fevereiro de 2014 pela arena. Mas todas as partes envolvidas no projeto mantêm a data de entrega para dezembro de 2013 e no sábado, no calor e na empolgação da festa corintiana, houve até quem “garantisse” que o estádio estará pronto três meses antes, em setembro.

RAFAEL NADAL precisou de muito suor e dor para avançar às oitavas de final do US OPEN. Um prólogo das dificuldades que terá para defender o título conquistado no ano passado. Em jogo extremamente equilibrado e decidido nos detalhes, bateu o argentino DAVID NALBANDIAN por 3 sets a 0.

O nadador do FLAMENGO, CÉSAR CIELO, fechou sua participação no Troféu JOSÉ FINKEL, em BELO HORIZONTE, com mais duas medalhas de ouro, nos 50 metros borboleta e no revezamento 4 x 100 metros medley. Durante a semana, CIELO já havia conquistado quatro ouros – 50 metros livre, 100 metros livre e nos revezamentos 4x50 metros e 4x100 metros.

USAIN BOLT de novo fez história no encerramento de sua participação no MUNDIAL DE DAEQUU, na COREIA DO SUL. O campeão dos 200 metros faturou a sua segunda medalha de ouro hoje com a equipe jamaicana que venceu a final do revezamento 4x100 metros. Para completar, o quarteto bateu o recorde mundial da prova com o tempo de 37segundos04. A marca da equipe foi o único recorde desta edição do Mundial. “Este recorde é uma conquista enorme”, comentou BOLT.

As negociações para a rendição das forças leais a MUAMAR KADAFI em BANI WALDI, 150 km a sudeste de TRÍPOLI, foram encerradas sem sucesso nesta noite. Os combatentes anti-KADAFI cercaram a cidade pelo leste, sul e oeste (ao norte está o MAR MEDITERRÂNEO). Um ataque parecia iminente. O ministro do Petróleo do Conselho Nacional de Transição (CNT), ALI TARHOUNI, disse que o grupo sabe onde KADAFI está. O condutor das negociações pelo lado das forças anti-KADAFI, ABDULLAH DENCHIL, disse que os militares leais ao regime não estavam agindo de “boa fé”. Os oficiais exigiram que os combatentes anti-KADAFI entrassem em BANI WALID desarmados. “Estou transferindo o problema para o comandante militar”, declarou KENCHIL. As forças do CNT têm 2 mil homens ao redor da cidade e estima-se que haja cem soldados leais a KADAFI no local. MAHMUD ABDUL AZIL, de uma das brigadas sob as ordens do CNT, declarou à agência REUTERS que os combatentes estavam prontos para entrar na cidade. Ele acrescentou que as forças de KADAFI haviam disparado contra os combatentes durante a noite. Aviões da OTAN sobrevoavam a área. BANI WALID é reduto da tribo WARFALLAH, a mais populosa da LÍBIA, que foi base de apoio a KADAFI, ao lado de SIRTE, no leste, SABHA e JUFRAH, no sul. De acordo com informações não confirmadas, dois filhos de KADAFI estiveram no local até ontem: SAIF AL-ISLAM, que era preparado para ser o sucessor do pai, e MOATASSEM, que ocupava a chefia do Conselho de Segurança Nacional. A declaração de que o CNT sabe onde o ditador está foi dada à rede de TV AL-JAZEERA pelo ministro do Petróleo, ALI TARHOUNI. Ele não deixou claro se acreditava que KADAFI ainda poderia estar em BANI WALID. A mulher e três filhos do ditador escaparam para a ARGÉLIA na semana passada. Uma fonte do CNT citada pela BBC confirmou a morte de KHAMIS, outro filho de KADAFI, que comandava a mais poderosa brigada do regime. KHAMIS estaria a caminho de BANI WALID quando sofreu uma emboscada dos combatentes anti-KADAFI. Há especulações de que KADAFI também tenha passado por BANI WALID. Uma das versões é a de que ele teria escapado pela tubulação do GRANDE RIO ARTIFICIAL, por ele mesmo construído nos anos 1990, que vai de BANI WALID até o norte de SABHA (787 km ao sul de TRÍPOLI). Poderia ser a explicação para a interrupção do abastecimento de água para TRÍPOLI. O CNT anunciou hoje ter assumido o controle da área do aqueduto.

ROSEL ZECH, a atriz alemã do filme O DESESPERO DE VERONIKA VOSS (1982), dirigido por FASSBINDER, morreu neste domingo, aos 69 anos, de câncer. Nascida ROSELIE HELGA LINA ZECH, em BERLIM, em 7 de julho de 1942, a atriz começou no teatro, em peças do diretor PETER ZADEK, de quem foi amante. FASSBINDER a escalou para um pequeno papel em LOLA (1981), mas foi como VERONIKA VOSS, atriz decadente viciada em morfina na ALEMANHA do pós-guerra, que ficou conhecida, atuando depois ao lado de K. D. LANG no filme UM AMOR DIFERENTE (SALMONBERRIES, 1991), no qual faz uma bibliotecária alemã no ALASCA pela qual a cantora nutre afeto.            


2 012      :       -       TERÇA-FEIRA
LUCINDA conta-me, nesta manhã, que o Senhor GUILHERME, nosso conhecido de muitos anos, perdeu o seu genro (casado com sua filha SÔNIA) em desastre de automóvel ontem. Ela não sabe explicar como foi esse desastre. Vou mais cedo para SÃO PAULO e, por volta das 11:30 horas, estou na Câmara Municipal para mais um ato de hasteamento das bandeiras. Cabe a mim hastear a bandeira do Estado. CECILIA DE ARRUDA é a mestre de cerimônia. Está presente o presidente da Câmara, VEREADOR JOSÉ POLICE NETO, que discursa sobre a Semana da Pátria. Fala, com muita propriedade o LAURO RIBEIRO ESCOBAR. BRESSANE lê uma poesia alusiva a data, de sua autoria.
Na Sociedade, vou passar uma data um tanto quanto agitada, sem tempo até para almoçar. MARINEI está atrapalhada com afazeres fora da sede, como ir ao Conselho de Honrarias e Mérito, agência bancária, correio, além de comprar uma máquina de escrever na Rua SILVEIRA MARTINS (a rua dessas peças que quase não se vê mais). SÍLVIO LUIZ DA ROCHA marcou um encontro com AMADO RÚBIO aqui no MMDC. Aguarda-o. O nosso Comandante do Exército Constitucionalista está entregando ofícios de outorga da Medalha PEDRO DE TOLEDO cuja data de entrega é 2 de outubro. Traz os comprovantes de entrega para: MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA, atual Comandante do IV COMAR; BRIGADEIRO-DO-AR JORGE LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS; TENENTE-CORONEL PEDRO PAULO FUCHS DE ARAÚJO; CORONEL JOÃO MIGUEL CORPAS FERREIRA JUNIOR e CORONEL RUBENS ALBERTO RODRIGUES JANUÁRIO. Por e-mail, mando os ofícios de outorga da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA para o Presidente da Câmara dos Deputados MARCO MAIA, em BRASILIA, bem como os da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o RICARDO ORIÁ FERNANDES, Curador do Museu da Câmara dos Deputados e CASIMIRO PEDRO DA SILVA NETO, Supervisor do ESPAÇO CULTURAL daquela Casa de Leis.
Recebemos a visita da viúva do TENENTE PM CESÁRIO FERNANDES DE GOÉS, falecido nos anos 1980. Ele era nosso sócio número 4797, cuja admissão se deu em 4 de maio de 1964. Dona SHIGUEKO MAKINO FERNANDO torna-se nossa associada, usando o mesmo número da carteirinha de seu marido.    
Por volta das 16:30 horas chega o TENENTE PM NATANAEL, presidente do Núcleo MMDC-LESTE. Vem ele conversar comigo sobre uma solenidade alusiva ao encerramento das hostilidades do Movimento Constitucionalista, a ser comemorado no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR em 27 de setembro. No dia 30 de setembro acontecerá o desfile de aniversário do bairro de SÃO MIGUEL PAULISTA. Traz oito nomes de novos associados e explica as últimas confusões ocorridas com o núcleo.
Terrível o retorno para casa, face dificuldades no tráfego, tanto na Marginal Tietê como na Via Dutra. Mais de duas horas dentro de um ônibus desanima qualquer um. 

Artigo de FHC no Estadão de ontem (3 de setembro de 2012).
Herança Pesada
A presidenta Dilma Rousseff recebeu uma herança pesada de seu antecessor. Obviamente, ninguém é responsável pela maré negativa da economia internacional, nem ela nem o antecessor. Mas há muito mais do que só o infortúnio dos ciclos do capitalismo. Comecemos pelo mais óbvio: a crise moral. Nem bem completado um ano de governo e lá se foram oito ministros, sete dos quais por suspeitas de corrupção. Pode-se alegar que quem nomeia ministros deve saber o que faz. Sem dúvidas, mas há circunstâncias. No entanto, como o antecessor desempenhou papel eleitoral decisivo, seria difícil recusar de plano seus afilhados. Suspeitas, antes de se materializarem em indícios, são frágeis diante da obsessão por formar maiorias hegemônicas, enfermidade petista incurável. Mas não foi só isso: o mensalão é outra dor de cabeça. De tal desvio de conduta a presidenta passou longe e continua se distanciando. Mas seu partido não tem jeito. Invoca a prática de um delito para encobertar outro: o dinheiro desviado seria “apenas” para o caixa 2 eleitoral, como disse Lula em tenebrosa entrevista dada em Paris, versão recém-reiterada ao jornal The New York Times. Pouco a pouco, vai-se formando o consenso jurídico, de resto já formado na sociedade, de que desviar dinheiro é crime, tanto para caixa 2 como para comprar apoio político no Congresso Nacional. Houve mesmo busca de hegemonia a peso de ouro alheio. Mas não foi só isso que Lula deixou como herança à sucessora. Nos anos de bonança, em vez de aproveitar as taxas razoáveis de crescimento para tentar aumentar a poupança pública e investir no que é necessário para dar continuidade ao crescimento produtivo, preferiu governar ao sabor da popularidade. Aumentou os salários e expandiu o crédito, medidas que, se acompanhadas de outras, seriam positivas. Deixou de lado as reformas politicamente custosas: não enfrentou as questões regulatórias para acelerar as parcerias público-privadas e retomar as concessões de certos serviços públicos. A despeito da abundância de recursos fiscais, deixou de racionalizar as práticas tributárias, num momento em que a eliminação de impostos se poderia fazer sem consequências negativas: a oposição conseguiu suprimir a CPMF, cortando R$ 50 bilhões de impostos, e a derrama continuou impávida. É longa a lista do que faltou fazer quando seria mais fácil. Na questão previdenciária, o único “avanço” não se concretizou: a criação de uma previdência complementar para os funcionários públicos que viessem a ingressar depois da reforma. A medida foi aprovada, mas sua consecução dependia de lei subsequente, para regulamentar os fundos suplementares, que nunca foi aprovada. As centenas de milhares de recém-ingressados no serviço público na era lulista continuaram a se beneficiar da regra anterior. Foi preciso que novo passo fosse dado pelo governo atual para reduzir, no futuro, o déficit da Previdência. Que dizer, então, de modificações para flexibilizar a legislação trabalhista e incentivar o emprego formal? A proposta enviada pelo meu governo com esse objetivo, embora assegurando todos os direitos trabalhistas previstos na Constituição, foi retirada do Senado pelo governo Lula em 2003. Agora é o próprio Sindicato Metalúrgico de São Bernardo do Campo que pede a mesma coisa…Mas o “hegemonismo” e a popularidade à custa do futuro forçaram outro caminho: o dos “projetos de impacto”, como certos períodos do autoritarismo militar tanto prezaram. Projetos que não saem do papel ou, quando saem, custam caríssimo ao Tesouro e têm utilidade relativa. O exemplo clássico foi a formação a fórceps de estaleiros nacionais para produzirem navios-tanque para a Petrobrás (pagos, naturalmente, pelos contribuintes, seja por meio do BNDES, seja pelos altos preços desembolsados pela Petrobrás). Depois do lançamento ao mar do primeiro navio, com fanfarras e discursos presidenciais, passaram-se meses para se descobrir que o custo não fez jus a tanta louvação. Que dizer dos atrasos da transposição do São Francisco, ou da Transnordestina, ou ainda da fábrica de diesel à base de mamona? Tudo relegado aos restos a pagar do esquecimento. O que mais pesa como herança é a desorientação da política energética. Calemos sobre as usinas movidas “a fio d’água”, cuja eletricidade para viabilizar o empreendimento terá de ser vendida como se a produção fosse firme o ano inteiro, e não sazonal. Foi preciso substituir o companheiro que dirigia a Petrobrás para que o País descobrisse o que o mercado já sabia, havendo reduzido quase pela metade o valor da empresa. O custo da refinaria de Pernambuco será dez vezes maior do que previsto; há mais três refinarias prometidas que deverão ser postergadas ad infinitum. O preço da gasolina, controlado pelo governo, não é compatível com os esforços de capitalização da Petrobrás. Como consequência de seu barateamento forçado – que ajuda a política de expansão ilimitada de carros com a coorte de congestionamentos e poluição – a produção de etanol se desorganizou a tal ponto que estamos importando etanol de milho dos Estados Unidos! Com isso tudo, e apesar de estarmos gastando mais divisas do que antes com a importação de óleo, o presidente Lula não se pejou em ser fotografado com as mãos lambuzadas de petróleo para proclamar a autossuficiência de produção, no exato momento em que a produtividade da extração se reduzia. No rosário de desatinos, os poços secos, ocorrência normal nesse tipo de exploração, deixaram de ser lançados como prejuízo, para que o País continuasse embevecido com as riquezas do pré-sal, que só se materializarão quando a tecnologia permitir que o óleo seja extraído a preços competitivos, que poderão tornar-se difíceis com as novas tecnologias de extração de gás e óleo dos americanos. É pesada como chumbo a herança desse estilo bombástico de governar que esconde males morais e prejuízos materiais sensíveis para o futuro da Nação.
Amigos
DOE de hoje dá conta do CSP em Recife do TC Suganuma, gde bombeiro, raro profissional e pessoa. Publicada, também, a promoção a maj e passagem para a reserva do CapCarlos A A da Silva.
Donizeti
Segurança Pública
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução de 03-09-2012
Designando, com fundamento no art. 68 da Lei 10261/68 e no art. 5º §3º da LC 689/92 (NR da LC 1045/08, acolhendo a solicitação do Comandante Geral da Polícia Militar, o Ten Cel PM 851988-9 Roberto Suganuma, Rg: 16.638.689-SSP/SP do CPI-7 e o Maj PM 852001-1 Alberto Malfi Sardilli, Rg: 11.537.997-SSP/SP. da C Mil, os quais viajarão em missão no período de 11-09-2012 a 11-12-2012, à cidade de Recife/PE, sem prejuízo dos vencimentos e das demais vantagens de seus postos, para freqüentar o Curso Superior de Polícia – 2012, na Polícia Militar do Estado de Pernambuco (Prot. DP-1.487.496-12). Os custos com transporte, hospedagem e alimentação correrão por conta do Estado.
Transferindo para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap PM, Padrão PM-14, o(s) Maj PM 830803-9 Carlos Augusto Almeida da Silva - 49º BPM/M - 1ª Cia PM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.177/12 - Pr. 1.584.976/12).
Cel Mário Ventura
Olha o que conseguimos em Catanduva. Sensacional e maravilhoso. São peças resgatadas que vão para o nosso museu. Acho que agora teremos todos os modelos de capacetes utilizados na revolução. Já tínhamos no Museu do MMDC Rio Preto, um adrian (paulista), um MKI e MKII. Uma réplica de farda, petrechos de trincheiras e muitos documentos. Fico no aguardo de vossa manifestação. Já enviei o oficio ao Cap Sérgio, ao cb Chalub e a Marinei.
Abs
Giovanni
De: Eduardo Berardo [mailto:e.berardoknives@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 4 de setembro de 2012 14:25
Para: Giovanni Spirandelli; Giovanni Spirandelli
Assunto: Solenidade de 28 de setembro.
Olá Giovanni. Apenas para seu acompanhamento dos preparativos: - Medalhas MMDC encomendadas e pagas na Miguel Hernandez; - Todos os Ofícios de Outorga confeccionados e entregues.
Recebi semana passada o seguinte inventário de peças históricas da prefeitura: - 9 capacetes, sendo 7 de um tipo e 2 de outro; - 1 revólver; - 3 manuais de combate; - 1 catálogo de publicações da época; - 1 medalha MMDC; - 1 edição do Jornal das Trincheiras datado de 25 de agosto de 1932 (25 de agosto - Dia do Soldado); - 02 broches em forma de miniatura de capacete. Além de uma Baioneta de Mosquetão Mauser que eu tinha e vou doar para o Memorial e de fotos históricas que irei imprimir para expor. Falta buscar em São Paulo 01 Sabre, 01 fardamento e 01 prato de alumínio. Enfim teremos uma bela mostra permanente da Revolução de 32 em meu Quartel. Um sonho realizado!!!
Saudosos abraços,
Berardo
Mario Ventura
22:49

para Giovanni
CARÍSSIMO SPIRANDELLI
Assinei hoje os diplomas de CATANDUVA. Falta agora a assinatura do Secretário da Medalha, CAPITÃO PM ANÍSIO e depois, a do Professor ADILSON CÉZAR. Fala para o BERARDO que é um sonho antigo montarmos um núcleo em CATANDUVA. MUSEU ele já tem. Você pode ajudá-lo nisso. Há algum tempo mandei um modelo de Estatuto, mas agora está na hora de criar esse núcleo. Deixo a seu cargo a presidência da Cerimônia de Entrega das Comendas porque já agendara compromisso na capital. Gostaria muito de estar presente num dos batalhões pertencentes a uma região que comandei em 1991. Seria reviver vinte anos passados. Mas não é desta vez. No dia 15, no Monumento Mausoleu, conversaremos a respeito. Um grande abraço ao CAPITÃO PM BERARDO, um entusiasta em CATANDUVA, o que muito me alegra.

A Polícia Militar de MINAS GERAIS encerrou as investigações em torno do assassinato de SÉRGIO ROSA SALES, de 24 anos, primo do ex-goleiro BRUNO FERNANDES, após um casal que já está preso, se apresentar e assumir a culpa pela morte. A motivação teria sido passional. SALES forneceu algumas das principais informações na apuração do desaparecimento de ELIZA SAMÚDIO, ex-amante do jogador, sumida desde 2010, e era o único acusado do seqüestro e assassinato da jovem que aguardava julgamento em liberdade. SALES foi morto com seis tiros perto de casa, em BELO HORIZONTE, no bairro MINASLÂNDIA, em 22 de agosto. A polícia investigou a possibilidade de o crime estar relacionado com a morte de ELIZA. São acusados da morte da jovem BRUNO, seu braço-direito LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO, e o ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA. Segundo a assessoria da policia, segunda-feira, DENILZA CESÁRIO DA SILVA, de 30 anos, e ALEXANDRE ÂNGELO DE OLIVEIRA, de 28, que também moram em MINASLÃNDIA, se apresentaram na Corregedoria da Instituição. Casada e com quatro filhos, DENILZA disse que é amante de ALEXANDRE. No dia anterior ao assassinato, SALES teria mexido com DENILZA quando a mulher ia para o trabalho. De acordo com os depoimentos, ela contou o fato para o amante, que resolveu comprovar a história. No dia do crime, DENILZA ia a pé ao trabalho, enquanto ALEXANDRE a seguia de moto. SALES estava no portão de casa e mais uma vez teria feito uma brincadeira com a mulher, além de tentar tocá-la. Ainda, segundo o casal, ALEXANDRE, que já havia passado da residência, percebeu a abordagem pelo retrovisor e voltou. SALES começou a correr e tentou pular um muro, mas foi baleado nas mãos. ALEXANDRE alegou que a vítima se escondeu atrás de uma árvore e gritou que também estava armado. O suspeito afirmou que, diante da ameaça, escondeu-se atrás de um carro, recarregou sua arma e a descarregou contra SALES. O casal alegou ainda que, após o crime, DENILZA deixou o marido e foi morar com o amante. Na segunda-feira, dia 3, resolveram se apresentar, aocmpanhados de advogados. Eles tiveram prisão temporária decretada pela Justiça. ALEXANDRE foi levado ao Centro de Remanejamento de Presos SÃO CRISTÓVÃO e DENILZA, para prisão feminina.

O professor e ex-vereador WILSON WADY CURY, 75 anos, morreu nesta terça-feira em SÃO CARLOS. A causa da morte não foi revelada. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de WADY CURY. Nascido em URUPÊS (SP), em 13 de maio de 1937, aos 11 anos mudou-se com a família para SÃO CARLOS, cidade escolhida por seus pais. WADIH e HEND, para morar, trabalhar e educar os quatro filhos: WILSON, WÁLTER, ROBERTO e JAMIL. WADY CURY era graduado em letras neolatinas e ciências pedagógicas e fez pós-graduação em didática. Começou a lecionar francês em 195 na Escola JULIEN FAUVEL, em SÃO CARLOS. Também deu aulas nos municípios de BOCAINA, DESCALVADO e ITBATÉ. Ele foi diretor das escolas JESUÍNO DE ARRUDA e CORONEL PAULINO CARLOS, onde se aposentou na rede oficial do Estado em 1998. Entre 1985 e 2005 foi diretor da ASSER/UNICEP (Associação de Escolas Reunidas/Centro Universitário Central Paulista). Da instituição de ensino, em 2004, recebeu o título de doutor honoris causa por “suas ações em defesa do ensino de qualidade e por sua dedicada e incansável contribuição na formação de novas gerações de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”. Em 1974, WADY CURY iniciou o Coral dos Casais Encontristas. Na vida pública, candidatou-se a vice-prefeito em 1982. Ele foi vereador da Câmara Municipal de SÃO CARLOS no período de 1989 a 1992. O deputado federal NEWTON LIMA fez questão de prestar uma última homenagem ao professor e político. “É com grande pesar que manifesto meus sinceros sentimentos à família do professor e ex-vereador WILSON WADY CURY, em especial a sua esposa, a educadora DIANA CURY. Com sua morte, SÃO CARLOS perde um incansável propagador da cultura, um cidadão respeitável que fez da vida uma bela canção. Na área da educação, o doutor honris causa WADY CURY defendeu de forma extraordinária a ampliação do acesso de nossos jovens ao ensino superior. Neste momento de dor e tristeza, presto minha solidariedade a toda família CURY.” O professor era casado havia 47 anos com a professora e ex-presidente do Legislativo de SÃO CARLOS DIANA CURY, tinha três filhos (CYNTHIA, CLÁUDIA e WILSINHO) e quatro netos (GIOVANNI, GABRIEL, PAOLA e LUCAS). O velório acontece na Catedral de SÃO CARLOS.

VICTORIA AZARENKA, número um do ranking mundial, sofreu bastante hoje, mas conseguiu superar SAMANTHA STOSUR por 2 a 1 em duas horas e 23 minutos de partida e se classificou para as semifinais do US OPEN. A vitória sobre a australiana, atual campeã da competição, teve momentos de muita emoção. “Ela foi incrível. Jogou tão bem que deixou a partida muito equilibrada. Mais uma vez exigiu o melhor de mim”, comentou AZARENKA.  Ainda hoje, um dos poucos jogos que terminaram – a chuva atrapalhou bastante e fez com que vários confrontos fossem interrompidos ou adiados – foi o do brasileiro BRUNO SOARES, que ao lado do austríaco ALEXANDER PEYA se despediu do torneio de duplas ao perder por 2 a 0 para os espanhóis MARCEL GRANOLLERS e MARC LOPEZ.

Os comissários suspenderam ROMAIN GROSJEAN do GP DA ITÁLIA, no domingo, em MONZA, por conduta perigosa. O piloto da LOTUS causou ou envolveu-se em sete incidentes este ano em 12 etapas realizadas. Mas a Fórmula 1 espera que seu substituto, o belga JEROME D´AMBROSIO, de 26 anos, também não exponha todos a mais riscos além dos normais. A razão é simples: o piloto de testes da LOTUS apenas assistiu, até agora, a KIMI RAIKKONEN e GOSJEAN conduzirem o modelo E20-RENAULT. Está, como se diz na Fórmula ‘, “enferrujado”. Sua experiência na competição resume-se à temporada do ano passado, quando correu pela MARUSSIA VIRGIN, dentre as equipes de menos recursos.   

A Marinha mexicana informou hoje ter capturado, na véspera, MARIO CÁRDENAS GUILLÉN, conhecido como “O GORDO”, um dos principais líderes do CARTEL DO GOLFO – considerada uma das organizações de tráfico de drogas mais poderosas do MÉXICO. O porta-voz da Marinha, ALMIRANTE JOSÉ LUIS VERGARA, relatou que CÁRDENAS portava uma “arma de grande porte” na entrada de uma casa, quando foi detido em ALTAMIRA, cidade mexicana que faz fronteira com o TEXAS. Além da arma, soldados apreenderam cartuchos de munição, duas granadas, quatro sacos pequenos com um pó branco parecido com cocaína e o equivalente a 9.850 dólares, em pesos. VERGARA explicou que a prisão de MÁRIO CÁRDENAS é um dos mais duros golpes contra o CARTEL DO GOLFO, enfraquecido desde 2010 pelos confrontos com os demais cartéis do narcotráfico, com os quais disputa territórios, e com as forças de segurança. O GORDO é irmão de OSIEL CÁRDENAS – ex-líder máximo do CARTEL DO GOLFO que cumpre sentença de 25 anos de prisão nos ESTADOS UNIDOS – e de ANTÔNIO CÁRDENAS, conhecido como “TONY TORMENTA”. MARIO, que fora preso em 1995, assumiu juntamente com ANTONIO o controle da organização após sua libertação, em 2007. Com a morte de ANTONIO, num confronto com a polícia em 2010, alguns membros da facção romperam com a família CÁRDENAS. Um braço armado do cartel, liderado pelo traficante EDUARDO COSTILLA SÁNCHES, uniu-se aos “ZETAS”, debilitando ainda mais o GRUPO DO GOLFO. Após anos de disputa violenta, o CARTEL LOS ZETAS acabou se convertendo na principal força criminosa do MÉXICO. Em declaração, o porta-voz da Procuradoria-Geral da República, JOSÉ LUIS MANJARREZ, disse que CÁRDENAS é alvo de investigações da Justiça norte-americana e várias acusações, não especificadas, pesam sobre ele no MÉXICO.

O número de sírios que fugiram para países vizinhos atingiu a marca recorde de 235,3 mil. Segundo balanço divulgado hoje pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), apenas só em agosto mais de 100 mil civis escaparam da SÍRIA. LIBANO, JORDÂNIA, TURQUIA e até IRAQUE – que também está em guerra – recebem todos os dias milhares de civis fugidos do conflito. A chegada de tantos refugiados tem sido motivo de preocupação tanto para os países que os recebem quanto para as NAÇÕES UNIDAS que se esforça para arrecadar recursos como alimentos, remédios e tendas para garantir a sobrevivência desse contingente. Agosto foi o mês mais violento. Opositores ao regime do ditador ASSAD informaram que 5 mil mortes foram registradas. As NAÇÕES UNIDAS estimam que apenas na última semana 1,6 mil pessoas perderam a vida nos combates que devastam o país.          



4 DE SETEMBRO DE  2013    :  -   QUARTA-FEIRA
Uma viagem que deveremos fazer nesta quarta-feira, para cumprir uma solenidade que acontecerá amanhã cedo em ARAÇATUBA, faz com que arrumemos as malas para esse compromisso. Mas também preocupa uma cerimônia muito importantíssima que está marcada para a manhã de sexta-feira, dia 6, quando haverá, pela primeira vez, o encontro de autoridades do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Tribunal de Justiça Militar do Estado. O nosso núcleo ROTA DOS BANDEIRANTES, com o MAJOR PM BAIA na presidência, está organizando esse evento.
Nesta data, no MMDC, temos situações que acontecem de um momento para outro. O MAJOR PM BAIA chega por volta das 13:30 horas para irmos almoçar na Assembléia Legislativa. Acontece que isso não é possível porque logo estaremos viajando para ARAÇATUBA. Além do mais, surgem acontecimentos de última hora. Precisamos elaborar um ofício convidando o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador IVAN RICARDO GARÍSIO SARTONI para a solenidade do dia 6. Isso ainda não tinha sido realizado. Há outros problemas com relação ao MAJOR PM BAIA. Vamos ao Tribunal de Justiça entregar em mãos o oficio.
O professor AGUIAR chega por volta das 15 horas. Quer que eu veja um filme sobre a reportagem de GERALDO (BALANÇO GERAL) a respeito do TÚNEL DA MANTIQUEIRA. Mas é impossível a realização disso. Não há tempo útil para assistir a matéria.
Um pouco depois das 16 horas, acompanhado do Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS, deixo o MMDC, numa viatura do CPI-10, dirigida pelo PM RUIVO. Iniciamos uma viagem longa para ARAÇATUBA. Apenas vamos dar uma parada em PARDINHO, no restaurante RODOPRESS para jantarmos.
O tempo está muito bom para a viagem. São seis horas até o nosso ponto visado. Chegamos no quartel do CPI-10 por volta das 22 horas. Somos recepcionados pelo oficial de dia e conduzidos às dependências do Chefe do Estado Maior, onde somos alojados. Passaremos esta noite nesse quartel. Na sala de reuniões relembro antigos comandantes através das fotos que estão nas galerias do 2º Batalhão de Policia do Interior, do antigo CPA/I-5 e do atual CPI-10.

Hoje não foi mesmo dia do CORINTHIANS. À tarde, perda de quatro mandos de jogo e, à noite, com os desfalques dos goleadores GUERRERO e PATO, nem chegou perto do gol do INTER. Ainda teve de voltar de NOVO HAMBURGO com a derrota por 1 a 0 na bagagem.
A briga entre corintianos e vascaínos em 25 de agosto, em BRASÍLIA, não passaria despercebida pela Justiça. Mas, para a revolta da diretoria do TIMÃO, a punição foi mais pesada do que o esperado. Além de a organizada GAVIÕES DA FIEL ter sido proibida de entrar em estádios cariocas por três meses, as duas equipes perderam quatro mandos de jogo – terão de atuar a 100 quilômetros de suas sedes – e, de forma inédita no BRASILEIRO, jogarão sem suas torcidas. Nos dois primeiros duelos, portões fechados. Nos dois últimos, só torcedores visitantes entrarão. O TIMÃO foi ainda multado: 80 mil reais. O VASCO, R$50 mil.

Quando LÉO, aos 38 anos, anunciou seu desejo de não jogar mais na lateral esquerda, obviamente não admitiu que a questão física era a razão principal. Mas nem precisava, estava nítido. Mesmo assim, o técnico CLAUDINEI OLIVEIRA apostou novamente no veterano jogador na função, hoje, contra o ATLÉTICO PARANAENSE. Não deu certo. Com uma atuação desastrosa do ídolo santista, o PEIXE acabou derrotado por 2 a 1, em CURITIBA, e ainda viu outro vovô brilhar: PAULO BAIER. Perto de completar 39 anos (em outubro), o meia do FURACÃO mostrou tudo o que faltou para LÉO. Com o resultado negativo, o PEIXE estacionou nos 22 pontos, no meio da tabela. Já o time paranaense chegou aos 33 pontos e entrou de vez na briga pela liderança da competição.

Embalada após a vitória sobe o BAHIA, na última rodada, a PORTUGUESA fez mais uma vítima hoje, no CANINDÉ. Desta vez, num duelo direto na briga contra o rebaixamento no BRASILEIRÃO, a LUSA recebeu a PONTE PRETA e venceu por 2 a 1. A PORTUGUESA agora soma 19 pontos e está na 17ª posição. A MACACA é a vice-lanterna, com 17 pontos conquistados.
Na ponta de cima da tabela, o CRUZEIRO conseguiu dar uma escapada dos adversários, ao vencer hoje o BAHIA, fora de casa, por 3 a 1. Com o resultado, a RAPOSA abriu quatro pontos de vantagem sobre o ATLÉTICO PARANAENSE (37 A 33), segundo colocado, que hoje bateu o SANTOS pela contagem de 2 a 1. Em MINAS, RONALDINHO GAÚCHO, em noite inspirada, evitou que o ATLÉTICO MINEIRO fosse derrotado pelo FLUMINENSE. Com dois golaços de falta do craque, o duelo terminou empatado em 2 a 2.      

Uma quadrilha armada invadiu a residência de uma idosa, no bairro nobre de VILA NOA CONCEIÇÃO, na zona sul, na terça-feira à noite (ontem), e promoveu o terror. Os ladrões mantiveram as vítimas do imóvel imobilizadas, sob ameaças, e tentaram recolher todos os pertences fáceis de transportar. Porém, a Polícia Militar foi chamada, cercou a casa, prendeu três bandidos e matou um adolescente, que tentou escapar.
O bando chegou à Rua CORONEL JOAQUIM FERREIRA LOBO por volta das 21 horas. Os bandidos aproveitaram a escuridão em parte da via para ficar escondidos próximos a uma árvore. Quando a dona do imóvel, de 53 anos, chegou à residência, foi dominada. A quadrilha levou a vítima para dentro de casa, onde estava também sua mãe, de 83 anos. A idosa pediu para os criminosos não machucarem ninguém e também que não levassem todo o dinheiro. Os assaltantes, para calar a boca das duas, usaram fita adesiva. Elas ficaram em um quarto do imóvel, vigiadas por um dos bandidos.
Um vizinho percebeu que algo estava errado na residência e acionou a Polícia Militar. Aproximadamente quinze minutos depois chegou a primeira viatura. Outras vieram em apoio e até um helicóptero foi usado. Em pouco tempo a maioria da quadrilha se entregou. Os policiais tiraram BRUNO ANTONIO MELO, de 23 anos, ÂNDERSON OLIVEIRA DA SILVA, de 22, e PAULO HENRIQUE LIMA DE MACEDO, de 20 anos, algemados de dentro do imóvel. O adolescente GUSTAVO FIGUEIRA DA SILVA, de 17 anos, tentou fugir pelo telhado. Ele teria atirado contra a equipe da PM e foi baleado. O menor foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital SÃO PAULO, mas morreu. As vítimas não ficaram feridas.

DAYANNE MENDONÇA MAGLIONE, de 27 anos, foi encontrada morta na manhã de ontem, dentro da casa dela, no JARDIM OTAWA, GUARULHOS. A vítima morava sozinha havia três meses. Segundo a policia, ela foi encontrada sem roupas e tinha ferimentos no pescoço. A polícia tenta localizar um vizinho da moça, em cuja casa foram encontradas uma calça e uma bermuda com manchas de sangue.

O jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, condenado a 14 anos, dez meses e três dias de prisão pela morte da jornalista SANDRA GOMIDE, em 2000, vai passar para o regime semiaberto. A decisão é da juíza SUELI ZERAIK, da Vara de Execuções Criminais de TAUBATÉ, no interior de SÃO PAULO. PIMENTA NEVES está preso na Penitenciária 2 de TREMEMBÉ desde maio de 2011.

JULIANO BARBOSA SILVA, de 28 anos, foi assassinado em assalto na Avenida GENERAL EDGAR FACÓ, na FREGUESIA DO Ó, zona norte, ontem. Dois criminosos ocupando uma moto amarela esperaram JULIANO parar sua motocicleta HONDA FALCON no semáforo e atacaram. Os bandidos atiraram cinco vezes contra a vítima, quatro no rosto. JOSÉ GIVALDO DA SILVA, de 36 anos, foi preso em seguida, pois a moto usada no crime falhou. A polícia recuperou 699 reais e devolveu à família da vítima.

O PORSCHE CAYENNE branco do ex-jogador JUNINHO PAULISTA, atual presidente do ITUANO e ex-atleta do SÃO PAULO, PALMEIRAS, FLAMENGO, entre outros times, foi roubado na região da VILA OLÍMPIA, zona sul da capital, ontem à noite. JUNINHO e um amigo foram dominados por um bandido, cujas características não foram notadas pelas vítimas. O ex-jogador entrava no carro importado, ano 2012, que estava estacionado na Rua GOMES DE CARVALHO. Sem reagir, JUNINHO entregou as chaves ao ladrão, que não o reconheceu. O veículo foi encontrado na Rua ESPANHA, nos JARDINS, momentos depois, pois tinha sistema de rastreamento, mas sem as chaves.

O guarda civil metropolitano LUCIANO DA SILVA MEDEIROS, filmado agredindo skatistas no dia 4 de janeiro, na PRAÇA ROOSEVELT, no centro, foi demitido da corporação. A exoneração foi publicada hoje no Diário Oficial da Cidade. Já o guarda ELIAS DOS ANJOS PRESTES, também envolvido na ocorrência, cumprirá suspensão de 20 dias determinada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Na ocasião, um grupo de skatistas fazia manobras em bancos de madeira usados na praça quando foi abordado pelos guardas. Um dos skatistas atingidos com gás de pimenta filmou o momento em que LUCIANO bateu em um dos rapazes. O spray pertencia a ELIAS, que cedeu o tubo a LUCIANO.

Uma falha em uma das esteiras rolantes da área de transferência entre as estações PAULISTA, na Linha 4 – AMARELA e CONSOLAÇÃO, na 2 – VERDE, causou um tumulto que deixou ao menos 20 pessoas feridas nesta manhã. Em janeiro, no mesmo trecho, também houve um problema semelhante. Na ocasião, 11 pessoas se machucaram após serem pisoteadas.

Autoridades carcerárias informaram que ARIEL CASTRO, o homem que manteve três mulheres em cativeiro em sua casa por mais de uma década, cometeu suicídio em uma unidade prisional do Estado de OHIO. A porta-voz da unidade, JOELLEN SMITH, disse que ARIEL CASTRO, de 53 anos, foi encontrado em sua cela, por volta das 21:20 horas de ontem, no Centro de Recepção Correcional no ORIENTE. A equipe médica da prisão informou que CASTRO foi levado para um hospital, onde a morte foi declarada. Peritos informaram que ARIEL se enforcou com um lençol.
A família de ARIEL reclamou das autoridades carcerárias, enquanto seu advogado se queixou por seu cliente não ser colocado sob vigilância permanente para impedir o suicídio.
Cunhado de CASTRO, JUAN ALICEA, disse que a família ficou revoltada por saber primeiro pela mídia sobre a morte dele. Somente depois receberam uma ligação das autoridades.
CASTRO foi condenado em 1º de agosto deste ano à prisão perpétua por 937 acusações, incluindo rapto e estupro. Por quase uma década ele manteve MICHELLE KNIGTH, GEORGINA DEJESUS e AMANDA BERRY como reféns. CASTRO era mantido em uma cela sozinho, com rondas de guarda a cada 30 minutos. Foi numa dessas passagens que os agentes o encontraram enforcado. O caso será investigado.

Por dez votos a sete e uma abstenção, a Comissão de Relações Exteriores do SENADO dos ESTADOS UNIDOS aprovou hoje uma intervenção militar na SÍRIA. O documento aprovado, que será votado no próximo dia 9, limita qualquer eventual ação militar a um prazo máximo de 60 dias, prorrogáveis por mais 30 e proíbe terminantemente uma operação por terra. O resultado apertado indica um apoio bipartidário para a ação no país árabe.



2 014    :    -    QUINTA-FEIRA
Depois dos problemas de saúde de ontem, estou bem melhor nesta manhã. ALEXANDRE, irmão da LUCINDA, acompanhado de uma outra pessoa, continuam a preparar o local onde deverá ser feita uma laje que irá comportar uma nova caixa d´água em casa. Trabalho no computador durante toda a manhã.           
Apesar de ter sofrido ontem um princípio de intoxicação alimentar, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde temos uma tarde de várias visitas e telefonemas. Os dois eventos marcados para amanhã, em GUARULHOS e no YPIRANGA, acarretam vários contatos de pessoas interessadas em participar dessas cerimônias.
ALEX ABDALLA, de uma Associação chamada "MASHALLAH", situada na Rua CERES, no ITAPEGICA, GUARULHOS, acompanhado de sua namorada, vem nesta tarde ao MMDC para conseguir um modelo da matraca. Ele pretende construir uma para solenidades que a sua Associação desenvolve em 9 de julho. Coloco-o, via virtual, em contato com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, coordenador do Núcleo MMDC OESTE-LAPA e também Diretor do Museu Histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE comparece nesta tarde, mas não posso quase conversar com ele, face as visitas que estão hoje no MMDC. O CORONEL PM DUARTE, do Corpo de Bombeiros, vem oferecer a mão-de-obra para a reforma da Sociedade, mas precisamos comprar o material. Prevê ele que iremos entrar em tempos difíceis com as chuvas de setembro. Explico a ele tudo o que vem acontecendo, desde o ano passado. Muitas promessas e nada de uma realização efetiva para fazer essa reforma.
MARINEI conta que o WILLIAM MASCARENHAS não está bem de saúde. Ele foi ao médico e recebeu uma recomendação para não participar de festas que o possam cansar. Realmente o WILLIAM tem feito coisas que podem mesmo afetar sua saúde. Hoje ele não compareceu na sede da Sociedade.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES também passa pelo MMDC. Conversamos sobre os últimos acontecimentos que temos enfrentado, onde a maledicência é a arma daqueles que se sentem melindrados por não receber algumas condecorações. Mas a Sociedade está acima de qualquer suspeita. Procuramos fazer tudo certo e não há nada que possa derrubar a credibilidade de uma Instituição que tem crescido muito de 2011 para cá.
Esfria muito nesta tarde. COLOMBO permanece comigo até o momento em que deixo a Sociedade. Ele tem me ajudado bastante nesses últimos dias.

Depois de ter sido eliminado nos três últimos mata-matas que disputou, todos no MORUMBI, o SÃO PAULO finalmente desencantou. Batido pela PONTE PRETA, na SUL-AMERICANA de 2013, pelo PENAPOLENSE, no último PAULISTÃO, e pelo BRAGANTINO, na COPA DO BRASIL deste anos, o TRICOLOR se redimiu às custas do CRICIÚMA. Venceu a equipe catarinense, por 2 a 0, hoje, e está nas oitavas da SUL-AMERICANA. O adversário será o vencedor de HUACHIPATO, do CHILE, e UNIVERSIDAD CATÓLICA, do EQUADOR.

Dos males, a eliminação da COPA DO BRASIL diante do ATLÉTICO MINEIRO, hoje, foi o menor para o PALMEIRAS. Muito pior do que o resultado, foi a péssima atuação, beirando o amadorismo, apresentada pelo ALVIVERDE. A defesa estava perdida, o meio de campo não existia e o ataque finalizava mal as poucas chances que tinha. Pensando na luta do VERDÃO contra o rebaixamento no BRASILEIRO, o jogo com o GALO deixou o torcedor palmeirense muito preocupado. O time atuou ainda sem o comando do recém-contratado DORIVAL JÚNIOR, que viu o jogo das tribunas do Independência. Ele começará o trabalho à frente do clube na tarde de amanhã, ciente de que terá muita coisa a arrumar. A começar pelo lado psicológico da equipe. O ATLÉTICO MINEIRO venceu com facilidade o PALMEIRAS por 2 a 0 e elimina o rival da COPA DO BRASIL.

Imagens divulgadas hoje pela agência REUTERS mostram índios da etnia KA´APOR em operação realizada por eles contra madeireiros que agiam no interior da Terra indígena ALTO TUCIAÇU, nas proximidades do Centro do GUILHERME, no MARANHÃO. A perseguição aconteceu no dia 7 de agosto. Segundo a REUTERS, os índios agiram de maneira independente como forma de protesto à falta de proteção do governo para expulsar os madeireiros ilegais de suas terras. As imagens mostram os indígenas correndo atrás do madeireiros, que foram rendidos e tiveram as mãos amarradas. Alguns tiveram parte das roupas retiradas.

O delegado HENRIQUE PESSOA, preso por tentativa de homicídio após disparar contra um homem em audiência de conciliação na noite de quarta-feira, no RIO, foi solto hoje por ordem da Justiça. Ao sair do 13º DP (IPANEMA), onde passou a noite, o delegado afirmou que agiu em legítima defesa após ser agredido e hostilizado por um grupo de fiéis. PESSOA disse ser perseguido pelo pastor da GERAÇÃO JESUS CRISTO, TUPIRANI DA HORA LORES. "Eles me fecharam e eu fui obrigado a tentar abrir, até com uma certa virilidade. E à medida em que fui saindo e eles se dirigiram a mim, fui obrigado a fazer uso da arma para tentar me preservar", afirmou o delegado. 


Após a decapitação de dois jornalistas norte-americanos, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, e o primeiro-ministro da INGLATERRA, DAVID CAMERON, publicaram juntos um artigo afirmando que seus países não se deixarão intimidar pelo ESTADO ISLÂMICO. O texto, na primeira página do jornal britânico "THE TIMES", faz uma ameaça declarada ao grupo. "Seremos mais diretos na defesa dos nossos valores. Se os terroristas pensam que ficaremos enfraquecidos diante de suas ameaças, estão enganados. Não seremos intimidados por assassinos", afirmam os dois chefes de Estado.