terça-feira, 9 de setembro de 2014

A DESGRAÇA DA QUEDA DO AVIÃO

Em Segunda-feira, 8 de Setembro de 2014 9:42, TORRES DE MELO <gtm...@guararapesgrupo.com.br> escreveu:


A DESGRAÇA DA QUEDA DO AVIÃO. Doc. nº 78 – 2014

www.fortalweb.com.br/grupoguararapes

    A morte de EDUARDO CAMPOS foi mais uma tragédia que abalou toda uma
evolução eleitoral. A morte tragou uma jovem esperança. A nossa Presidente
disse que “A VIDA MATOU A MORTE”. Pode ser uma maneira interessante de se
dizer algo trágico.
    A queda do avião trouxe a luz outra desgraça. Várias perguntas estão sendo
feitas e não há respostas.
        - de quem é realmente o avião?
        - A entrada em dinheiro dada para a compra do avião de onde veio?
        - Ninguém sabe explicar esta transação e vem a história: Abrir inquérito.
30 dias e mais trinta. Ninguém sabe de nada e o jogo para encobrir algo de
errado.

    POR QUE NÃO FAZEM AS COISAS CLARAS? POR QUE A POLÍCIA OU MINISTÉRIO
PÚBLICO LEVAM TANTO TEMPO PARA ACABAR UM INQUÉRITO, QUANDO TODOS OS
ENVOLVIDOS SÃO CONHECIDOS?  DA JUSTIÇA NEM ADIANTA A FALAR. ESTA NÃO EXISTE
NO BRASIL. SÓ PRENDE OS TRÊS P DA VIDA.


VIVA A BANDALHEIRA.

VIVA A FALTA DE VERGONHA.

GRUPO GUARARAPES
8 DE SET 2014

8 DE SETEMBRO DE 2014 - SEGUNDA-FEIRA

DIA   O I T O    DE    S E T E M B R O    DE   2014   –   SEGUNDA-FEIRA.
77 anos, oito meses e 12 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
62º DIA DO ANO 65º
56 anos e 96 dias na PMESP
55 anos e 208 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 801 dias – 475 228 h.
51 anos e 1 dia da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 179 dias no Posto de Coronel – 317 meses e 27 dias.
3 anos e 63 dias na Presidência da Sociedade de 32-MMDC.
9 727 dias C O R O N E L - 22 anos e 269 dias na reserva.
10 284-248 680                        9 727-233 956                      10 028-241 412.
DIA DA NATIVIDADE. Precisamente nove meses depois de comemorar a IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM, a Igreja celebra a festividade do seu NASCIMENTO. O significado mais profundo da comemoração é JESUS. A festa do nascimento de NOSSA SENHORA é celebrada desde o início do cristianismo no ORIENTE e desde o século VII no OCIDENTE.

DIA DA ALFABETIZAÇÃO
DIA DA DEDICAÇÃO
NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
ANIVERSÁRIO DE VITÓRIA (ES) e SÃO LUÍS (MA)

08 DE SETEMBRO – NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
Precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, a Igreja celebra a festividade do seu nascimento. Assim se exprimiu o Padre Antônio Vieira sobre essa celebração: "Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse o CRISTO.(...)perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntais aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados para Senhora da Guia; os cativos para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus" (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).

510 a. do DAVI, de MICHELANGELO. Em 8 de setembro de 1504, a estátua do herói bíblico que matou o gigante GOLIAS, de 5,16 metros de altura e 5,5 toneladas de peso, foi instalada, com uma solenidade, diante do PALAZZO VECCHIO, símbolo do poder de FLORENÇA. O fato de ter sido alojada em lugar tão célebre – eleito por uma comissão da qual faziam parte LEONARDO DA VINCI e SANDRO BOTTICELLI – demonstra a importância que se quis dar à obra. MICHELNAGELO BUONARROTI (1475-1564) tinha 23 anos. Três anos antes, havia começado a trabalhar em um enorme bloco de mármore, a pedido do governo de FLORENÇA, para simbolizar o poder e a liberdade daquela República. Desde a restauração, cercada de polêmica por causa dos métodos usados, DAVI, também um ícone da beleza masculina, apresenta aspecto mais polido e uniforme. Volta a se destacar, ainda, por sua luminosidade, própria da pátina lustrosa do mármore, que havia se perdido em 1843, após uma limpeza pouco recomendável com ácido clorídrico, um dos vários acidentes que sofreu nos seus cinco séculos. O último deles foi em 1991, quando um desequilibrado chamado PIETRO CANNATA destruiu a martelada um dedo do seu pé esquerdo, depois reconstruído com os mesmos restos.
492 a. três anos depois de partir com cinco embarcações rumo à primeira viagem de circunavegação do mundo, a expedição do navegador português FERNÃO DE MAGALHÃES retorna ao porto de onde saiu, na ESPANHA, no dia 8 de setembro de 1522. Dos 260 tripulantes que haviam iniciado a viagem, apenas 18 voltaram, em um único barco, o VICTÓRIA. Eles traziam especiarias do ORIENTE que, ao serem vendidas, cobriram os custos da aventura e ainda deram lucro.
463 a. Dia da Fundação da cidade de VITÓRIA, capital do Estado do ESPÍRITO SANTO, em 8 de setembro de 1551.
454 a. de ITAQUAQUECETUBA, fundada em 8 de setembro de 1560.  Festa de NOSSA SENHORA DA AJUDA. Em SANTOS, festa de NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT.
449 a. da fundação da mais antiga cidade dos ESTADOS UNIDOS, St. AGUSTINE, na FLÓRIDA, em 8 de setembro de 1565. Foi fundada por PEDRO MENÉNDEZ DE AVILÉS.
439 a. de uma grande erupção do vulcão PICHINCHA, no EQUADOR, em 8 de setembro de 1575. 
347 a. de NOSSA SENHORA DA PENHA, cuja crença vem desde 8 de setembro de 1667.
221 a. do CÍRIO DE NAZARÉ. Foi celebrado, pela primeira vez, no dia 8 de setembro de 1793, por ordem do presidente da PROVÍNCIA DO PARÁ, capitão-mor dom FRANCISCO DE SOUZA COUTINHO, fidalgo português extremamente religioso. Desde então, não se teve notícia de que a festa tenha deixado de ser comemorada um único ano. Só mudaram os horários e os locais da romaria. No início, as procissões saíam durante a tarde e varavam a noite, mas a partir de 1854 o CÍRIO DE NAZARÉ passou a ser celebrado de manhã a fim de evitar as costumeiras chuvas torrenciais que insistiam em cair no período do ano em que era celebrado. Até 1882, o trajeto era feito desde o Palácio do Governo. O bispo da cidade, dom MACEDO COSTA, solicitou ao presidente da província a mudança do ponto de partida para a CATEDRAL DA SÉ. Por essa época, a festa não tinha data fixa e podia ser realizada em qualquer fim de semana entre os meses de setembro e novembro. A partir de 1901, o bispo dom FRANCISCO DO RÊGO MAIA escolheu o segundo fim de semana de outubro como data oficial para o início das comemorações. São cerca de quinze dias de manifestações populares de fé, que começam com uma romaria fluvial, instituída a partir de 1986. No segundo sábado de outubro, aproximadamente 500 embarcações deixam o distrito de ICOARACI, atravessam a BAÍA DE GUAJARÁ e chegam ao cais do porto de BELÉM trazendo a estátua de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ. Na noite do mesmo sábado uma concorrida procissão conduz a imagem da santa até a CATEDRAL DA SÉ. Mas domingo é o grande dia. O centro da cidade fica tomado pelos fiéis logo depois da missa – rezada por volta das seis da manhã – numa procissão que vai levar a imagem da santa da CATEDRAL DA SÉ até a grande basílica de NAZARÉ.  
217 a. nasce MANOEL JOAQUIM DO AMARAL GURGEL em SÃO PAULO no dia 8 de setembro de 1797. Falece em SÃO PAULO em 15 de novembro de 1864. Religioso, jurista, filósofo, escritor e jornalista. Cursou Teologia no Convento do CARMO. Professor de História Eclesiástica do bispado. Recebeu, em 1816, as ordens de presbítero. Insurgindo-se contra a dissolução da Assembléia Constituinte, foi deportado para o RIO DE JANEIRO, por ordem de D. PEDRO I. Formado na PRIMEIRA TURMA, em Direito, pela Faculdade do Largo de São Francisco, em 1832. Doutorado em 1833. Lente da cadeira de Filosofia da Faculdade de Direito, em 1833, interino e efetivado em 1834. Jubilado em 1858. Diretor interino da mesma em 1848 e efetivado em 1857. Deputado Provincial (estadual, por SÃO PAULO), em 1835/37; 1838;39 e 1842/43. Deputado Geral (federal, por SÃO PAULO), em 1853/56. Vice-presidente da Província de SÃO PAULO em 1859/64. Presidente interino da Província de SÃO PAULO (1859, 1860, 1861 e em 1864). Membro do Conselho Geral da Província e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Redator de O OBSERVADOR, órgão liberal (1840/43). Colaborou na elaboração do Código Comercial Brasileiro. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de conselheiro e comendador da ORDEM DE CRISTO.  Uma avenida em sua homenagem fica no Centro da Cidade. 
187 a. nasce LAURINDO ABELARDO DE BRITO em MONTEVIDÉU, no URUGUAI, em 8 de setembro de 1827. Falece em SÃO PAULO, no dia 8 de abril de 1885. Advogado. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1851. Fixou residência em CURITIBA, então Província de SÃO PAULO, onde foi promotor público, em 1852. Deputado Provincial no PARANÁ, por seis legislaturas. Deputado Geral pelo PARANÁ (1859/60; 1864/ 1870) e por SÃO PAULO (1881/84). Em 1878, mudou-se para SÃO PAULO, onde foi Inspetor do Tesouro Provincial. Presidente da Província de SÃO PAULO (1879/81). Em sua gestão foi inaugurada a ESCOLA NORMAL e organizado o CORPO DE BOMBEIROS. Foi agraciado pelo IMPERADOR DOM PEDRO II com o título de CONSELHEIRO DO ESTADO.
173 a. nasce o compositor ANTONÍN DVORÁK, em 8 de setembro de 1841, na cidadezinha de NELAHOZEVES, na CHECOSLOVÁQUIA. Filho de um dono de açougue era extremamente prolífico e praticou todos os gêneros musicais. Em 1892 ele foi convidado para dirigir o Conservatório Nacional de Música, em NOVA YORK. Faleceu em 1 º de maio de 1904. DVORÁK familiarizou o mundo inteiro com os ritmos folclóricos de sua pátria: a polca, o vivo furiant, que ele às vezes usa, nas sinfonias, em lugar do scherzo, ou a dumka, canção lenta e melancólica, na qual se baseia uma de suas mais belas peça de câmara. Sua fama fez com que a milionária JEANNETTE THURBER, cujo dinheiro financiou a construção do Conservatório de NOVA YORK, o escolhesse para dirigi-lo.  Entre suas obras: QUARTETO AMERICANO, SINFONIA Nº 9, NOVO MUNDO, GOING HOME, CANÇÕES BÍBLICAS, CONCERTO PARA VIOLONCELO, SINFONIA Nº 3, GUIRLANDA DE NARRATIVAS NACIONAIS (preciosa coletânea de baladas e poemas populares publicada em 1853 por JAROSLAV ERBEN. 
138 a. de um pronunciamento militar no EQUADOR, dirigido pelo GENERAL VEINTIMILLA, destitui o governo conservador de ANTÔNIO BORRERO, em 8 de setembro de 1876.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 8 de setembro de 1898: por ser uma data especial na história de SÃO PAULO, quando se realizavam imponentes festas a NOSSA SENHORA DA PENHA, na PENHA DE FRANÇA, o DP não circulou. Seguem destaques da edição anterior.
Efetua-se hoje (7 de setembro), às 9:30 horas da noite nos salões do HOTEL R. SPORTMAN, o grande baile em homenagem ao doutor CAMPOS SALLES e a sua família. A ornamentação da casa está elegantemente feita e luxuosa.
Foi instalada hoje nesta capital uma nova associação intitulada UNIÃO BENEFICENTE SETE DE SETEMBRO, por cujos fins humanitários torna-se-á merecedora da simpatia geral.
O ministério do interior oficiou ao presidente de SÃO PAULO, acompanhando a cópia de uma nota do cônsul alemão, consultando se o governo reconheceria os casamentos por ele feitos de compatriotas seus com brasileiras, porque o governo o autoriza a isso.
Foi designado o dia de hoje para a posse do doutor FRANCISCO SILVIANO BRANDÃO, presidente eleito do Estado de MINAS. Sucede ao doutor BIAS FORTES que perfeitamente soube praticar no quatriênio de sua administração as idéias de tolerância partidária, respeito da lei, garantias e liberdade que constituem honrosa tradição de caráter mineiro.
Os títulos brasileiros foram ontem cotados no mercado de LONDRES a 54 e os do arranjo financeiro ultimamente realizado a 79.
O doutor ARTHUR LEMOS, advogado amazonense, declarou que não recebeu duzentos contos nem qualquer quantia para defender ou tratar da causa do TENENTE FILETO PIRES.  
114 a. do furacão que atingiu o TEXAS, nos ESTADOS UNIDOS, em 8 de setembro de 1900, matando cerca de seis mil pessoas.
106 a. nasce o paulista de RIBEIRÃO PRETO, AIRTON ROXO, em 8 de setembro de 1908. Apresentou-se como voluntário um mês depois do início da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 e, posteriormente, no Centro de Alistamento da Cavalaria. ROXO combateu nas linhas do sul do Estado. Gravemente ferido durante um combate, falece em 16 de setembro de 1932. Uma rua no bairro da FREGUESIA DO Ó presta uma homenagem ao herói daquela Epopéia.
105 a. foi enviado um telegrama pela Sociedade de Geografia (POLO NORTE) felicitando o arrojado explorador COOK pela sua viagem ao POLO NORTE. Ontem, em COPENHAGUE, o explorador COOK realizou uma brilhantíssima conferência sobre a sua viagem ao POLO NORTE.  Em BERLIM, o notável aviador WILBUR WRIGHT realizou novas experiências com o aeroplano de sua invenção. A aviador americano conservou-se no ar durante 55 minutos. 
103 a. (JUNDIAÍ). O doutor delegado de higiene oficiou ao doutor Diretor do Instituto Vacinogênico pedindo a urgente remessa de tubos de vacina animal, para serem iniciados os trabalhos de vacinação contra a varíola. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 8 de setembro de 1911).
100 a. nasce o bibliófilo JOSÉ MINDLIN. Quando jovem, aprendeu a escrever com o mestre NESTOR RANGEL PESTANA, diretor de Redação lembrado pelo seu perfeccionismo e atenção ao detalhe. “Ele estava sempre atento aos erros, mas preferia sugerir que descobríssemos o que estava errado a apontá-los”, recorda MINDLIN, saudoso dos tempos em que fez vôos pioneiros num hidroavião ou entrevistou grandes personalidades, como o ator e diretor teatral francês JEAN-LOUIS BARRAULT (1910-1994) quando ainda era um novato na companhia de CHARLES DULLIN. Porém, a aventura maior em 1930 não foi entrevistar BARRAULT nem ver SÃO PAULO do alto num hidroavião americano, mas participar de uma conspiração contra os arbítrios do governo WASHINGTON LUÍS, que queria impor JÚLIO PRESTES como sucessor. “O centro da conspiração era a redação do ESTADÃO e, como o doutor JULINHO (JÚLIO DE MESQUITA FILHO, que dirigiu o jornal de 1927 a 1969) tinha de trocar informações com a sucursal do RIO, ele sempre me chamava para transmitir mensagens em inglês, evitando, assim, a censura feita por escuta telefônica”. Os censores, quando muito, só sabiam francês, segundo MINDLIN. “Imagine, eu, um garoto com pouco mais de quinze anos, entre os conspiradores de oposição...”. Quando trabalhava no ESTADO, MINDLIN já era um ávido leitor de MACHADO DE ASSIS e de ANATOLE FRANCE. Ficou amigo de editores como JOSÉ OLYMPIO e de grandes intelectuais como SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, SÉRGIO MILLIET e RUBENS BORBA DE MOARES. Este último, que ajudou a planejar a SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922, foi quase um irmão para MINDLIN. Deixou sua cobiçada biblioteca – que cobre o BRASIL do século XVI ao XIX – em testamento para o amigo. A exemplo de BORBA DE MORAES, o bibliófilo teve de delimitar o escopo de sua coleção. Foi ficando cada vez mais exigente e, além da raridade, perseguia obras em bom estado. Passou a viajar com freqüência em busca de tesouros perdidos nos antiquários especializados. Afinal, meta é tudo o que precisa um dirigente de uma indústria mecânica de precisão. “Na verdade, nunca me imaginei empresário e até sugeri meu epitáfio como o de alguém que sempre fabricou pistões sem jamais entender do que se tratava”, ri MINDLIN ao falar da METAL LEVE, que dirigiu por 46 anos. Sua “compulsão patológica” foi mesmo o livro. Atrás do mais raro ele correu o mundo. Conseguiu até a primeira edição de OS LUSÍADAS, de 1572, tipo de obra que faz os bibliófilos vilões dos romances policiais de DUNNING planejarem crimes horrorosos. “Eu, ao contrário, sempre contei com o acaso”, brinca. “Consegui até ser recebido na Meca dos bibliófilos, a MAGGS BROS, onde encontrei livros ótimos como TRIUNFOS DE PETRARCA, impresso em VENEZA em 1488, além de ser admitido no salão reservado com as obras mais raras, privilégio concedido a poucos bibliófilos no mundo”. Todo esse esforço sempre foi entendido pela companheira GUITA, que incentivou a compra dessas raridades e as conservou, promovendo pessoalmente o restauro e a encadernação. Comprar livros raros exige conhecimento e perseverança. MINDLIN tem os dois. Não leu todos os livros da coleção – e, provavelmente, não terá tempo para a tarefa – mas não foi pelo prazer de possuir os livros que formou sua biblioteca. Foi por pensar na posteridade que formou a BRASILIANA, doada para a UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO com o objetivo de transformar o que era privado em bem público. Numa época em que o individualismo prevalece, é quase um milagre. No dia 20 de setembro de 2004 foram lançados os livros: “MEMÓRIAS ESPARSAS DE UMA BIBLIOTECA”, de JOSÉ MINDLIN e “MEMÓRIAS DE UMA GUARDADORA DE LIVROS”, de CRISTINA ANTUNES, assistente de MINDLIN. Os dois livros completam um ao outro. No primeiro, MINDLIN conta como formou sua histórica biblioteca de mais de 35 mil volumes. No segundo, CRISTINA, conservadora desse tesouro há mais de vinte anos, relata desde o primeiro contato com o empresário até o destino da BRASILIANA, quinze mil títulos que vão para a USP assim que estiver pronto o prédio para abrigar o segmento mais importante da biblioteca do colecionador. MINDLIN é duplamente imortal, com cadeira nas academias brasileira e paulista de letras. Em 2006, quando a mulher, GUITA, morreu, aos 89 anos, MINDLIN sofreu um tremendo baque. Diariamente, ele declamava poesias para a também advogada e bibliófila, com quem teve quatro filhos. “Imagine quanta coisa bonita essas paredes já ouviram...” Juntos desde 1936, quando se conheceram na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, comungavam o que ele define como um encontro de almas. “Entre as poucas certezas que tenho na vida está a de que nunca mais me casarei. Depois do que vivi com GUITA, não é possível sequer pensar em outra mulher. “Quando eu ficar velho, talvez tenha dificuldade para sair de casa”. “Quando eu ficar velho, talvez perca meu otimismo”. “Quando eu ficar velho, talvez não queira mais trabalhar”. É assim que JOSÉ MINDLIN fala sobre seus 92 anos. Sem ajuda de bengala e num ritmo impressionante, dá vinte voltas em seu jardim de 100 metros. Sua casa, no BROOKLIN, está sempre cheia: de livros (37 mil títulos, a maior biblioteca privada do BRASIL), de estudantes (que vão pesquisar ali) e de mulheres (oito funcionárias cuidam das questões domésticas e lêem para ele depois que teve um problema sério na retina.)            
  99 a. do assassinato de JOSÉ GOMES PINHEIRO MACHADO, em 8 de setembro de 1915. Nasceu em CRUZ ALTA, no dia 8 de maio de 1851. Foi um político brasileiro, líder republicano com significativa influência na consolidação da República no BRASIL e fundador do PARTIDO REPUBLICANO CONSERVADOR.
  94 a. da aprovação do programa de GHANDI, pelo Comitê Central do Partido do Congresso da ÍNDIA, de luta não violenta contra a INGLATERRA, em 8 de setembro de 1920.
  90 a. do início da revolução no CHILE que destitui ARTURO ALESSANDRI e dá o poder ao GENERAL LUÍS ALTAMIRANO, em 8 de setembro de 1924.
  88 a. da admissão da ALEMANHA, por unanimidade, na Sociedade das Nações, em 8 de setembro de 1926. 
  87 a. nasce o Cel. Ref. ANTÔNIO DA SILVA em 8 de setembro de 1927. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 1º de março de 1948. No dia 15 de março assumia a CHEFIA DO ESTADO MAIOR GERAL da PMESP.
  83 a. nasce o Cel. Ref.  RENATO PEREZ em 8 de setembro de 1931. Falece em 25 de abril de 2004.
  81 a. nasce o Cel. Ref. ARISTIDES TREVISAN em 8 de setembro de 1933.
  73 a. da criação da Liga para a Independência do VIETNÃ, por HO CHI MINH, denominada de VIET MINH, em 8 de setembro de 1941.
  71 a. da rendição do Rei VITÓRIO EMANUEL II, na ITÁLIA, aos aliados, em 8 de setembro de 1943. O rei foi para BARI e MUSSOLINI preso. A BBC de LONDRES anunciava oficialmente a rendição da ITÁLIA na SEGUNDA GRANDE GUERRA.
  70 a. do ataque a LONDRES, pelos alemães, com as V-2, descritas então como “bombas voadoras”, em 8 de setembro de 1944. Hoje são conhecidas como precursoras dos modernos mísseis.
  69 a. do estabelecimento do sufrágio universal no VIETNÃ, por HO CHI MINH, em 8 de setembro de 1945.
  65 a. falece RICHARD STRAUSS, músico alemão, em 8 de setembro de 1949.
  63 a. do tratados de paz e de segurança entre ESTADOS UNIDOS e JAPÃO, em 8 de setembro de 1951.
  62 a. da publicação do livro “O VELHO E O MAR”, de ERNEST HEMINGWAY, nos ESTADOS UNIDOS, em 8 de setembro de 1952.
  61 a. do reconhecimento da República da ÁUSTRIA, pela UNIÃO SOVIÉTICA, que renuncia à cobrança dos gastos de ocupação, em 8 de setembro de 1953.
  53 a. nasce a cantora FERNANDA ABREU em 8 de setembro de 1961.
  53 a. da nomeação do socialista TANCREDO NEVES como primeiro ministro do BRASIL, em 8 de setembro de 1961.
  51 a. das anotações feitas em 8 de setembro de 163. ANO 14º - MÊS 2º - DIA 61º. 5 Anos e 96 dias na FORÇA PÚBLICA. Segundo dia como Aspirante a Oficial. Levanto-me às 6:20 horas. Sinto-me eufórico e passei uma noite muito boa. Embarco para SÃO PAULO no trem das 7:39 horas. Dos conhecidos recebo parabéns e isso desde POÁ até o momento que chego em meu lar. Converso com minha esposa e fico ao seu lado até quase 11 horas. Como tivesse prometido ir almoçar em casa de TIA MANOELA, para lá rumo em seguida, fazendo a viagem até a cidade com o ASPIRANTE BORINI. Chego em casa de TIA MANOELA depois do meio-dia. Encontro-me com prima NAIR e DINEY. Almoçamos e somente deixamos a casa na hora que devíamos dirigir à Catedral da SÉ para a bênção da ESPADA.
Na Catedral encontravam-se os outros colegas e meus familiares: Tio RENATO, Primo EDMUNDO, Prima IDÊ e meus pais que tinham chegado na Catedral às 14 horas, muito embora soubessem que o ritual da bênção da espada começaria às 15 horas.
Esse ponto da vida do Aspirante é algo muito emocionante e sentia-me jubiloso com essa solenidade presidida pelo Cônego ROQUE VIGGIANO. Várias fotografias foram tiradas e sentia-me honrado com as saudações que me fizeram os coronéis ROMEU DE CARVALHO PEREIRA e GUILHERME ROCHA e o 1º TENENTE JOSÉ ALVES DE CARVALHO, meu ex-comandante. Durante muito tempo a família ficou conversando na frente da Catedral e fomos os últimos a deixar aquele local. Tal como fiz ontem, vou a POÁ com meus pais, só que hoje no trem das 17:25 horas. Outro momento formidável seria aquele da festa que o Destacamento de POÁ vai me oferecer nessa noite pela promoção. Desde às 19 horas soube que o Soldado NEVES está da tarefa de aprontar o jantar no Bar do senhor DUARTE. Quando eram 20 horas, sou procurado pelo TENENTE JOSÉ, reformado do Corpo de Bombeiros, pelo meu tio RENATO FONSECA e pelas praças do Destacamento.
O jantar esteve maravilhoso. Era destituído da hipocrisia, da falsidade, da inveja e ali se reunia um grupo de amigos e não se subordinados. As praças FLORISBELO, NEVES, JOÃO DOS SANTOSK, JOÃO GONÇALVES, MINEIRO fizeram uso da palavra bem como tio RENATO, 3º SARGENTO NELSON RIZZO e TENENTE JOSÉ. Foi uma noite inesquecível para mim, reunindo-se ás solenidades da FESTA DA ESPADA e da BÊNÇÃO, na tarde de hoje.
O 8 de setembro também passa. Tenho em minha mente situações tão agradáveis que não podem ser esquecidas facilmente. Minha vida como ASPIRANTE A OFICIAL começa otimamente e espero que todos os dias sejam pontos altos em minha vida.
Deito muito tarde e somente quando o sono e a champanhas já não me deixavam em condições de conversar direito com os amigos. O Soldado FLORISBELO, TIO RENATO e o Soldado OSWALDO foram os últimos que ficaram comigo. Está finalmente iniciada a minha carreira como ASPIRANTE A OFICIAL.     
  50 a. das anotações feitas em 8 de setembro de 1964 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 61º - 6 anos e 96 dias na FORÇA PÚBLICA - 108 dias como 2º TENENTE - 355 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ontem completei meu primeiro aniversário em que me despedi da ESCOLA DE OFICIAIS, ao ser declarado ASPIRANTE A OFICIAL. Apenas um ano deixei o CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO e parece que isso já faz muito tempo. Depois dos 365 dias transcorridos, eis-me como 2º TENENTE, secretariando o famoso BATALHÃO DE GUARDAS, agora com 8 meses na Repartição.
O BG volta sua lida diária após o interregno sofrido pelos treinamentos de 7 de setembro e a própria data que foi coroada de pleno êxito.
Nesta manhã temos a reunião ordinária do Conselho de Administração, a fim de estudar a prestação de contas do tesoureiro, referente ao mês de agosto. Com isso, a manhã inteira é dedicada à 16ª Sessão Ordinária do CA.
Na secretaria temos alguns documentos urgentes: ficha de contagem de tempo de serviço do Comandante NÓBREGA, onde se vê que o mesmo acaba de completar 25 anos de serviço; requerimento sobre a sexta-parte, ainda do Comandante NÓBREGA e também um requerimento em que o ASPIRANTE RICCIARDELLI pede para ir para o 10º BP, transferido por conveniência própria, tendo em vista sua condição de saúde. O ASPIRANTE RICCIARDELLI está com úlcera pépsica.
Minhas aulas continuam normais. Primeiramente temos os soldados se preparando para os exames à Escola de Cabos (comparecem treze nesta data). Em seguida temos aqueles que se preparam para os exames de ingresso no Quadro de Escreventes (com sete soldados e 2 cabos presentes). Das 17:15 horas até às 19 horas procuro descansar um pouco.
Em seguida, vou cuidar da aula para os sargentos e subtenentes que estudam para ingresso no Q.O.A.A. Já têm época marcada para serem submetidos a exames: segunda quinzena de dezembro.
Assim transcorre a terça-feira, dia 8 de setembro, igual a tantas outras datas em que desenvolvo intensa atividade no BATALHÃO DE GUARDAS. Em meu lar, ainda assisto alguns programas na TV.
  47 a. da proclamação da República de UGANDA, em 8 de setembro de 1967.
  47 a. do DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO. O dia 8 de setembro foi declarado em 1967, pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação. Há, no mundo, cerca de 880 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. O desenvolvimento econômico, o progresso social e a liberdade dos seres humanos dependem do estabelecimento de um nível básico de alfabetização em todos os países do mundo. Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida. No entanto, aos números mencionados acima, podemos adicionar as centenas de milhões de "analfabetos funcionais", pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vão muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números na dia-a-dia. Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento".
  45 a. falece CÉSAR DA ROCHA BRITO LADEIRA, em 8 de setembro de 1969, na cidade do RIO DE JANEIRO, vítima de um derrame cerebral, deixando viúva a talentosa atriz RENATA FRONZI. CÉSAR DA ROCHA BRITO LADEIRA nasceu em 11 de dezembro de 1910, na cidade de CAMPINAS. Aos 16 anos, fundou em CAMPINAS o quinzenário “A MASCOTE”. Foi redator do DIÁRIO DO POVO e do CORREIO POPULAR. Em 1929, colaborou no DIÁRIO DE SÃO PAULO, redigindo a seção religiosa e, depois, a página de discos. Em 1930, matriculou-se na Faculdade de Direito de SÃO PAULO, mas concluiu o curso na Faculdade de Direito de NITERÓI. Preferindo o rádio ao jornalismo, ingressou na RÁDIO RECORD em 1931, mudando-se em 1933 para o RIO DE JANEIRO, contratado pela MAYRINK VEIGA. Estreou como novelista radiofônico em “DIREITO DE PECAR”. Trabalhou na RÁDIO NACIONAL desde 1948 até o fim de seus dias. Na MAYRINK VEIGA, CÉSAR LADEIRA conviveu com celebridades artísticas: CARMEM MIRANDA, CHICO ALVES, ORLANDO SILVA, e muitos outras. Foi ele o autor do apelido de FRANCISCO ALVES “O REI DA VOZ”; CARMEM MIRANDA “A PEQUENA NOTÁVEL”; SÍLVIO CALDAS “O CABOCLINHO QUERIDO”; ORLANDO SILVA “CANTOR DAS MULTIDÕES”. CÉSAR LADEIRA teve um importante papel no Movimento Constitucionalista de 1932, pois, como radialista, não só transmitiu os acontecimentos daquela época como também apoiou totalmente a revolução. Foi ele que lançou “PARIS BELFORT” no ar e que se tornou o hino dos revolucionários, música obrigatória, nos dias atuais, em quaisquer solenidades que lembre a epopéia de 32.
  
  40 a. em que o presidente dos ESTADOS UNIDOS, GERALD FORD, indulta todos os delitos que RICHARD NIXON poderia ter cometido ao longo de seu mandato presidencial, em 8 de setembro de 1974.   
  39 a. nasce SÔNIA, filha do Sr. GUILHERME, em 8 de setembro de 1975.
  36 a. falece LEOPOLDO TORRES NILSSON, cineasta argentino, em 8 de setembro de 1978.
  35 a. das seguintes anotações em 8 de setembro de 1979: neste sábado faço mais uma viagem até POÁ. Fico sabendo que meu filho está obsecado pela idéia de conseguir uma motocicleta (ontem caiu de uma e se machucou numa das pernas). Minha mãe também fala de minha filha MARIZE e de sua mãe, criando um clima desagradável. Muito frio durante o dia. No retorno a GUARULHOS, já em casa, LUCINDA continua com a companhia de dona LINA e senhor FULGÊNCIO. O ALBERTO continua o namoro com a MARLENE e traz sua mãe neste sábado. Em APARECIDA DO NORTE as comemorações dos 75 anos da santa. 280 municípios do nordeste tiveram suas lavouras perdidas por causa da seca. A estratégia do governo para a Reforma Partidária está sendo costurada. Em TEERÃ, lembranças de 8 de setembro de 1978 – “A SEXTA-FEIRA NEGRA” – Terminou em CUBA a sexta Conferência dos Paises Não Alinhados. Achado o corpo de JEAN SEBERG, em adiantado estado de decomposição, em PARIS. Ela foi assassinada. 
  33 a. do rompimento das relações da GUATEMALA com o REINO UNIDO pela independência de BELIZE, em 8 de setembro de 1981.
  29 a. falece JOHN F. ENDERS, virologista e microbiólogo estadunidense, Prêmio NOBEL DE MEDICINA, em 1954. Morre no dia 8 de setembro de 1985.
  28 a. da decretação de estado de exceção no CHILE, em 8 de setembro de 1986. São praticadas centenas de detenções após o atentado do dia anterior contra AUGUSTO PINOCHET.
  28 a. nasce a BRUNA, filha do meu ex-motorista PM BATISTA, no dia 8 de setembro de 1986.
  27 a. falece o Ministro da Reforma Agrária, MARCOS FREIRE, em acidente aéreo, em 8 de setembro de 1987. Outras notícias desta data: uma manhã dura no CSP. Estamos recebendo as primeiras aulas do PROCESSO DECISÓRIO, que são 150 no total. É, praticamente, uma nova fase do Curso. O CORONEL PM ALAOR SILVA BRANDÃO dá duas aulas de ATIVIDADES. Ele e o coordenador do grupo de PROCESSO DECISÓRIO. O TENENTE-CORONEL PM MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, colega de turma, dá as primeiras aulas de PM1 – Assuntos de Pessoal. O TENENTE-CORONEL PM PROFÍCIO já dá as aulas 3 e 4 de PM2. O TENENTE-CORONEL PM SAMPAIO começa com as aulas de PM6. Além disso tudo estou preocupado com as provas de quinta-feira: DOUTRINA DE EMPREGO DAS PMs/CBM. Em casa, procuro estudar para essas provas.
Na Assembléia Nacional Constituinte persiste o impasse sobre Sistema de Governo. ULYSSES GUIMARÃES reúne as lideranças na tentativa de acordo, mas MÁRIO COVAS acha que sistema de governo é o primeiro assunto da Comissão de Sistematização, nessa fase. Faleceu o ex-deputado estadual do PDT do RIO, AMADEU ROCHA, vítima de um infarto, aos 54 anos. O deputado estadual LUIZ ROBERTO VEIGA FILHO, do PL do RIO, morreu no último sábado, dia 5 de setembro, depois de uma longa enfermidade. O fato de o BRASIL ter alcançado o domínio da tecnologia do enriquecimento do urânio poderá trazer como primeira conseqüência uma revisão no programa nuclear firmado com a ALEMANHA. Eleições na ARGENTINA: uma surpreendente vantagem dos peronistas do Partido Justicialista. Pela primeira vez, tropas do CHADE invadem o território da LÍBIA, para atacar uma base estratégica. Em acidente automobilístico falece o Presidente da Companhia VALE DO RIO DOCE, RAYMUNDO PEREIRA MASCARENHAS.  
  23 a. da aprovação da soberania e da independência da República IUGOSLAVA da MACEDÔNIA, com direito de se associar à IUGOSLÁVIA de Estados soberanos, em 8 de setembro de 1991.
  22 a. falece o Prof. PAULO DE TOLEDO ARTIGAS, em 8 de setembro de 1992.
  22 a. assalto a IMPRESA DE SEGURANÇA RESILAR, em GUARULHOS, em 8 de setembro de 1992. O JORNAL DA TARDE mostrava que o DIA DA INDEPENDÊNCIA havia sido marcado pelos protestos a favor do impeachment do presidente FERNANDO COLLOR. Pessoas haviam vaiado enquanto acontecia o desfile em BRASÍLIA e COLLOR teve que ir embora por um túnel. A edição trazia também uma análise da BIENAL DO LIVRO daquele ano, que terminou com lucro significativo.
  21 a. de uma explosão na CROÁCIA. Quatro pessoas morreram – entre elas um oficial croata – e sete ficaram feridas numa explosão de uma mina na vila de KUSONJE, na CROÁCIA. A explosão ocorreu durante uma cerimônia em memória de dezenove policiais croatas mortos por rebeldes sérvios numa emboscada em 8 de setembro de 1993. Entre os feridos estavam um soldado argentino das tropas de paz da ONU e dois jornalistas croatas.
  21 a. do discurso para 200 empresários de RONDÔNIA, onde o presidente nacional do PT, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, criticou os parlamentares do CONGRESSO, em 8 de setembro de 1993. Com isso, antecipou que os políticos poderiam ser um alvo da sua campanha presidencial em 1994. “Dos deputados no Congresso, pelo menos 300 são picaretas”, atacou LULA, ex-deputado federal. A CÂMARA tinha 503 integrantes. LULA convidou os eleitores a uma “autocrítica sobre a escolha que fizeram nas últimas eleições”. LULA disse aos empresários reunidos no RONDON PALACE HOTEL, em PORTO VELHO, que “os picaretas foram eleitos e não caíram no Congresso de pára-quedas”. LULA defendeu a “moralização da classe política”. 
  20 a. falece o cineasta britânico TERENCE YOUNG, conhecido por ter dirigido três sucessos do espião JAMES BOND estrelados por SEAN CONNERY; O SATÂNICO DOUTOR NO (1962), MOSCOU CONTRA 007 (1963) - 007 CONTRA A CHANTAGEM ATÔMICA. Em 8 de setembro de 1994.
  20 a. da queda do BOEING 737 que fazia um vôo doméstico entre CHICAGO (Estado de ILLINOIS) e PALM BEACH (FLÓRIDA), num bosque de PITTSBURGH, PENSILVÂNIA. Morreram 126 passageiros e 6 tripulantes, em 8 de setembro de 1994.
  20 a. do almoço no Restaurante FAMIGLIA MANCINI, com NOGUEIRA e DUDA. Era o caso das FAZENDAS DO BOI GORDO, em 8 de setembro de 1994.
  20 a. da sanção da lei sobre os CRIMES HEDIONDOS, por parte do presidente ITAMAR FRANCO, no dia 8 de setembro de 1994. Pela lei, sancionada sem veto, o homicídio qualificado e crime praticado por grupos de extermínio passaram a fazer parte da relação dos crimes hediondos. Com a nova lei, o presidente ITAMAR FRANCO esperava conter um dos maiores problemas sociais que os governos estaduais estavam enfrentando: as chacinas de menores e adolescentes.
  20 a. das lembranças do dia 8 de setembro de 1994 (quinta-feira). Novamente o SANTANA dá certo trabalho. Agora o problema é bateria. Na avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, nº 1051, na RAIO LASER, adquiro por 48 reais uma nova bateria. Começa a esfriar em SÃO PAULO. Passo pelo Clube dos Oficiais. Ali converso com o Cel Res ADOLECIR PÚGLIA. Comentamos o falecimento de dona YARA GALLUPPO FUGA, mãe do presidente do Clube, Cel Res CARLOS FUGA. No BANESPA, cruzo com os Cel Res MAURO ROCCO D´ÂNGELO, HERMÓGENES GONÇALVES BATISTA, NILTON VIANNA, Ten Cel AYR, Ten Cel CARRILHO. Mais tarde, na Secretaria da Fazenda, vou encontrar o JOÃO DE DEUS NOGUEIRA e o seu amigo DUDA. O DUDA leva-nos em seu carro à rua AVANHANDAVA, no restaurante FAMÍGLIA MANCINI. Ali, almoçando, o DUDA conta particularidades de uma organização que arrebanha dinheiro de incautos, prometendo lucros impossíveis. Esse grupo intitula-se FAZENDAS DO BOI GORDO. Como fazer para acabar com esse estelionato?
O Governador FLEURY está anunciando a troca de Secretários: ODYR PORTO na JUSTIÇA e ANTÔNIO CORRÊA MEYER na Secretaria de SEGURANÇA PÚBLICA.
Morreu hoje, aos 79 anos, o cineasta britânico TERENCE YOUNG, conhecido por ter dirigido três sucessos do espião JAMES BOND, estrelados por SEAN CONNERY: O SATÂNICO DOUTOR NO (1962); MOSCOU CONTRA 007 (1963) e OOY CONTRA A CHANTAGEM ATÔMICA. YOUNG filmava um documentário em CANNES, na FRANÇA, quando sofreu um ataque cardíaco. Foi levado ao hospital de BROUSSAILLES e internado na UTI, mas não resistiu. Um dos melhores trabalhos de YOUNG foi UM CLARÃO NAS TREVAS, no qual AUDREY HEPBURN faz uma cega que testemunha um assassinato e fica na mira dos bandidos. Fez também três filmes com CHARLES BRONSON: OS VISITANTES DA NOITE (1971), SOL VERMELHO (1972) e OS SEGREDOS DA COSA NOSTRA (I973). Em uma de suas comédias mais bem sucedidas AS AVENTURAS ESCANDALOSAS DE UMA RUIVA, KIM NOVAK é a empregada ambiciosa que cede às investidas sexuais dos patrões para subir na vida, mas no final acaba se casando com um policial.
O BOEING 737 que fazia um vôo doméstico entre CHICAGO (Estado de ILLINOIS) e PALM BEACH (FLÓRIDA) caiu hoje pouco depois das 19 horas (17 em BRASÍLIA) num bosque de PITTSBURGH, a segunda maior cidade da PENSILVÂNIA. A aeronave explodiu logo depois da queda, matando 126 passageiros e 6 tripulantes. Um grande rolo de fumaça negra foi visto nos céus pelas testemunhas do acidente. Helicópteros e equipes de resgate foram rapidamente mobilizados, mas nada puderam fazer.
182 países participantes da CONFERÊNCIA DO CAIRO concluíram a redação final, definindo o futuro das políticas demográficas do mundo.
Nesta fria noite encerro a leitura do romance de ERNESTO MEZZABOTTA – O PAPA NEGRO – o autor faz um trágico histórico da COMPANHIA DE JESUS, desde a sua fundação por INÁCIO DE LOYOLA, depois da cisão dos templários, na CATALUNHA.  
  20 a. da retirada definitiva dos soldados dos ESTADOS UNIDOS, da FRANÇA e do REINO UNIDO, que estavam em BERLIM desde o fim da SEGUNDA GRANDE GUERRA, em 8 de setembro de 1994.
  19 a. falece OLGA NINSKAYA, que inspirou a heroína LARA, do romance de BÓRIS PASTERNAK - DOUTOR JIVAGO. Faleceu em 8 de setembro de 1995.
  19 a. falece JOÃO GALHARTI, em 8 de setembro de 1995.
  18 a. falece o CORONEL PM Ref. LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA. Nasceu em 19 de setembro de 1929. Morre no dia 8 de setembro de 1996.
  18 a. Inauguração do COMPLEXO JACU-PÊSSEGO, em 8 de setembro de 1996.
  17 a. do encontro do cadáver do menino YVES YOSHIAKI OTA, de oito anos, seqüestrado de sua casa na noite de 29 de agosto de 1997. PMs estavam envolvidos no crime; dois deles foram presos em 7 de setembro de 1997. O corpo de YVES foi encontrado na casa de um dos criminosos, na Vila CARMOSINA. YVES foi assassinado pelos PMs. PAULO DE TARSO DANTAS e SÉRGIO EDUARDO PEREIRA DE SOUZA. O cadáver de YVES OTA foi encontrado no dia 8 de setembro de 1997.
  17 a. do assassinato do Sargento ETEVALDO GARUFFI, de 60  anos, na porta do BANCO ITAÚ, da avenida ALBERTO BYINGTON, 1890, na VILA MARIA, no dia 8 de setembro de 1997. Às 16 horas, ele tentava fazer um depósito quando foi surpreendido por dois homens que chegaram numa motocicleta e o atacaram, baleando-o. O SARGENTO GARUFFI morreu no PRONTO SOCORRO “JOSÉ STOROPOLI”.  
  17 a. das seguintes anotações em 8 de setembro de 1997, uma segunda-feira: “Muito calor logo cedo, tal como ontem. Converso no MMDS com os seguintes participantes: MÁRIO, CARMELO, PASSOS, OREZ, CRISTIANO, ELÁDIO, ALEMÃO, NILDO e outros. Contam-me que ALZENIR contraiu sarampo e descobriu isso no sábado (dia 6). É algo inusitado mas demonstra claramente que a cidade de SÃO PAULO está tomada pela epidemia. Na Rua ANITA GARIBALDI, cruzo com o CORONEL Ref ALAOR GODÓI e TENENTE Ref LAUDIONOR.
O CORONEL ARY CANAVÓ, no MMDC, conta como transcorreu o DESFILE DA INDEPENDÊNCIA no SAMBÓDROMO. Parece que o povo não gostou do local, mais voltado para desfile de Escolas de Samba do que para a PARADA MILITAR. Apenas doze veteranos desfilaram. O ex-combatente PAULINO DELFINO NOGUEIRA, que hoje está no MMDC, desfilou num jeep como COMANDANTE DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA. O CORONEL CANAVÓ critica a não participação do REGIMENTO DE CAVALARIA. Um ponto desagradável nesta tarde foi a presença de REGINA CELENTANO, ainda querendo ser conselheira. Quem a atendeu foi o CORONEL CANAVÓ. Explicou-lhe que isso é impossível.
Tenho dificuldade para retornar a GUARULHOS. A capital vive, pela segunda vez, o dia mais quente do ano. Temos nova baixa na taxa da umidade do ar, que chega a 20%. Há tendência de piora para amanhã.”
  17 a. do naufrágio de uma balsa no porto de MONTROUIS (HAITI), no dia 8 de setembro de 1997.
  17 a. falece SABATINO MOSCATI, arqueólogo italiano, em 8 de setembro de 1997.  
  16 a. do acidente com dois ônibus, na Via ANHANGUERA, entre ARARAS e LEME, carbonizando 53 romeiros, em 8 de setembro de 1998. O acidente envolveu dois ônibus com 98 romeiros de ANÁPOLIS (GO), que voltavam de uma excursão à APARECIDA, uma carreta carregada com 32 mil litros de combustível e um caminhão carregado com aguardente. Todos pegaram fogo. O acidente aconteceu por volta das 3 horas, na altura do km 18, perto do município de ARARAS. Os corpos das vítimas fatais estavam carbonizados. Estão sendo levados para o IML de CAMPINAS para serem identificados.   Outras anotações nessa terça-feira: apesar da chuva e do chuvisqueiro vou para SÃO PAULO nesta manhã. Pego um lotação na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA.
No BANESPA, recebo 1.100,00 reais do ordenado. LUCINDA empenhou 780 reais na compra de material para a reforma da casa. Há também os empréstimos da compra da moto para o PAULO CÉSAR (pagamento da segunda prestação de 150 reais) e da MARLENE. Ali encontro os CORONÉIS PM Res ÉDSON SAMPAIO, ALCIONE e CARLOS FUCHS, o CAPITÃO PM Ref SALDANHA, o TENENTE-CORONEL PM LÍSIAS (este conversa conosco sobre o desabamento do telhado da Igreja Universal do REINO DE DEUS onde ele esteve). Mais tarde, ainda no BANESPA, converso com os CORONEIS PM Ref EDILBERTO e MOACIR e TENENTE PM ANÍSIO, conselheiro do MMDC.
No MMDC, o CORONEL CANAVÓ fala da Parada do 7 de Setembro e da participação dos veteranos sob o comando do CORONEL  EB ATILIANO, de 89 anos. Uma cunhada do falecido veterano MAURO DE TOLEDO PIZZA vem buscar um diploma de participação dele na Revolução de 32.
Chegando em casa, às 17 horas, noto que o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA começou a arrebentar os azulejos do nosso banheiro, onde LUCINDA pretende fazer uma reforma.
Através de telefonema de minha mãe, fico sabendo que a situação do MÁRIO e a mesma. Os médicos estudam a possibilidade da operação de um tumor constatado na semana passada. Na noite fria, onde não me sinto bem por causa do problema familiar, termino de ler EMMELINE, de JUDITH ROSSNER.  
  15 a. da tragédia no PARNYTHA, ATENAS, quando um terremoto de 5,9 pontos na Escala RICHTER, matando 43 pessoas, deixando mais de dez mil feridos e cerca de 40 mil desabrigados, em 8 de setembro de 1999. Não foi o único tremor nesse local. A região de THARAKOMAKEDONES, onde fica o MONTE PARNYTHA, é o epicentro dos maiores terremotos já acontecidos na GRÉCIA. Em 2004, esse monte embeleza o cenário ao fundo da maior e melhor VILA OLÍMPICA da história. Os 11 mil atletas e cinco mil oficiais de 202 países que moraram no local durante os JOGOS, somente os gregos sabiam que o cenário de cartão postal traz más recordações ao País. Os 366 edifícios construídos para a montagem da VILA OLÍMPICA foram feitos em estrutura reforçada de concreto.
  15 a. da explosão de uma bomba em um edifício de MOSCOU, atribuída a extremistas muçulmanos do CÁUCASO, em 8 de setembro de 1999. Noventa e três pessoas morrem e várias centenas ficam feridas. Outras anotações nesta quarta-feira: mais um dia de intenso calor. É difícil andar por causa do ar seco. Minha pressão arterial sofre alterações com a temperatura alta. Chego tarde no MMDS. OREZ e ANT vão fazer uma palestra no GLICÉRIO. Bem mais cedo, OREZ já fez uma palestra no BANESPA.
Recebo um fax do Presidente em exercício do MMDC, CORONEL PM MELO ARAÚJO. Quer algumas providências para 2 de outubro. Ocorre que tudo que ele sugere já está sendo realizado. A única exceção é uma reunião que ele quer para 16 de setembro, às 10 horas, no Monumento Mausoléu. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES me telefona. Pensar em retornar à Sociedade em sessenta dias, ou seja, em dezembro.
Elaboro uma carta para o Vice-governador, GERALDO ALCKMIN, solicitando seu empenho no aumento da Pensão Especial dos veteranos de 32, e suas pensionista. Hoje essa Pensão é de 300 reais.
O duelo pela liderança do Campeonato Brasileiro terminou, nesta noite, com vitória do CORINTHIANS por 3 a 1, no MINEIRÃO. MARCELINHO CARIOCA abriu o placar cobrando pênalti que ele mesmo sofreu de ANDRÉ LUÍS. Após boa jogada de RINCÓN, EDÍLSON aproveitou o rebote e fez 2 a 0. Os mineiros diminuíram com PAULO ISIDORO. No final, FERNANDO BAIANO fez o terceiro e comemorou com passes de capoeira, ironizando o artilheiro ALEX ALVES. A equipe mineira estava invicta. O CORINTHIANS lidera disparado com 24 pontos. No MORUMBI, pela COPA MERCOSUL: SÃO PAULO 1 x BOCA JUNIORS 1. 
  14 a. falece o cineasta RAUL ROULIEN, em 8 de setembro de 2000, vítima de pneumonia no Hospital Beneficência Portuguesa, em SÃO PAULO, onde estava internado há um mês. DIVA TOSCA, sua segunda mulher, foi atropelada e morta em HOLLYWOOD por um jovem embriagado que depois se tornou o diretor de cinema JOHN HUSTON. No mesmo ano, ele cantou com DOLORES DEL RIO no filme VOANDO PARA O RIO, que lançou os dançarinos GINGER ROGERS e FRED ASTAIRE. Foi ROULIEN quem sugeriu que a dupla fizesse o primeiro número musical juntos. Carioca de BOTAFOGO, ele ganhou fama, primeiro na ARGENTINA como "chansonier", pianista e compositor. Em 1931, mudou-se para LOS ANGELES, onde viveu seis anos. De volta ao BRASIL, ROULIEN dirigiu os longas GRITO DA MOCIDADE e AVES SEM NINHO, entre outros.
  14 a. em que o advogado ANTÔNIO MARIZ DE OLIVEIRA abandonou a defesa do jornalista ANTÔNIO MARCOS PIMENTA NEVES, no dia 8 de setembro de 2000. Ele atribuiu o afastamento às interferências de amigos e parentes do jornalista que assassinou a tiros a ex-namorada SANDRA GOMIDE. MARIZ afirmou que ainda continuará acompanhando o processo de PIMENTA até que os processos de habeas-corpus impetrados por ele sejam julgados.
  14 a. falece o CEL. RES. JÓBIO MIRANDA, aos 64 anos de idade, vítima do câncer, no dia 8 de setembro de 2000. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1956. Foi declarado Aspirante a Oficial em 14 de dezembro de 1960. Trabalhou conosco no Comando de Policiamento de Choque nos anos 80. O JÓBIO nasceu em 8 de novembro de 1935.
  14 a. do encerramento da Assembléia do Milênio da ONU, que reuniu 146 chefes de Estado e de Governo, em NOVA IORQUE, no dia 8 de setembro de 2000.

ACONTECEU EM 8 DE SETEMBRO DE  2001 : -    SÁBADO.
1543202 194181 - 144153K2 2 211 15/
15315 92 201/  118182 63 201 81/-(16515)
Manhã de temperatura agradável. Procuro colocar em dia minhas memórias, principalmente com relação ao 7 de setembro. Os jornais de hoje fazem menção aos ex-combatentes de 32 que abriram o desfile no ANHEMBI. Telefono para minha mãe. Ela é muito religiosa e relembra das festas de ITAQUAQUECETUBA (NOSSA SENHORA DA AJUDA) e de SANTOS (NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT). Hoje também e dia da padroeira de SÃO PAULO, NOSSA SENHORA DA PENHA. Comemora-se o 334º aniversário da aparição da imagem da santa, onde é hoje a Basílica da PENHA.
Leio muito neste sábado. Relembro fatos ocorridos em 1969, quando era 1º TENENTE do 11º BPM. Muitos fatos desagradáveis, relacionados com terrorismo aconteceram naquela época. 
Os novatos do CORINTHIANS deram conta do recado e venceram o CORITIBA por 3 a 2, gols de GIL, MARCELOS MAGALHÃES e RENATO, no PACAEMBU. O resultado acaba com a série de seis jogos seguidos sem vitória no Campeonato Brasileiro.
Em ITAPECERICA DA SERRA uma chacina deixa cinco mortos. Os atiradores dispararam pelo menos quinze tiros contra cinco homens que estavam sentados em frente a um bar fechado, num ponto final de lotação. A matança aconteceu perto de uma igreja evangélica, onde mais de 300 fiéis estavam reunidos no culto da madrugada.
Pela televisão assisto o momento político do PMDB. O partido realiza sua convenção neste domingo. O deputado federal MICHEL TEMER é o franco favorito para ser eleito presidente do PMDB. O senador MAGUITO VILELA é o outro candidato. O primeiro passo da Convenção será resolver o problema JADER BARBALHO, fonte de desgaste de um partido que está dividido entre lançar candidato próprio à presidente da República ou integrar de novo uma ampla aliança das forças governistas, se ela for encabeçada pelo ministro da Saúde, o tucano JOSÉ SERRA.   

ESCRAVIDÃO VIRA CRIME CONTRA A HUMANIDADE :
Após nove dias de debates, os países europeus que participaram da CONFERÊNCIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO, em DURBAN, na ÁFRICA DO SUL, concordaram em reconhecer a escravidão como crime contra a humanidade.

EXPLOSÃO DESTRÓI BASE DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO: Uma bomba caseira explodiu na madrugada no posto de trânsito da PM, próximo à ponte do PIQUERI, na zona Oeste. Não houve vítimas, mas o artefato deixou danos materiais até mesmo nos prédios vizinhos à base.

2 002  :  -
HOJE é o último domingo de visita de presos na CASA DE DETENÇÃO, no CARANDIRU. O presídio foi o maior da América Latina e chegou a abrigar oito mil homens. Os 160 detentos remanescentes serão transferidos na semana que vem. O “inferno” está com os dias contados e será desativado dia 15 de setembro par dar lugar a uma faculdade, um centro cultural, um núcleo de informática e sede de organizações não – governamentais. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO está convidado. A última visita a presos acontecerá no dia 14 de setembro.
Palco de rebeliões, fugas espetaculares, casamento coletivo, massacre e muitas mortes, a CASA DE DETENÇÃO, inaugurada em 1956 pelo governador JÂNIO QUADROS está quase vazia. As celas não estão mais ocupadas por integrantes de facções criminosas, mas por ratos. Os pátios estão lotados de pombos. O mato também tomou conta dos campos de futebol.
A CASA DE DETENÇÃO ficou conhecida no exterior a partir de 2 de outubro de 1992, quando 111 presos foram executados pela Tropa de Choque da PM. O massacre, que foi manchete de jornais da Europa e EUA, manchou a imagem do BRASIL. A matança ainda está na mente de presos e de parentes de detentos. Entidades de direitos humanos também repudiaram as execuções. O episódio, que aconteceu na véspera da eleição para governador, causou o afastamento do secretário estadual da Segurança Pública, PEDRO FRANCO DE CAMPOS. O Coronel UBIRATAN GUIMARÃES, responsável pela invasão do presídio para controlar uma rebelião no Pavilhão NOVE, foi condenado em junho de 2001 a 632 anos de prisão pela matança. O oficial continua em liberdade. Outros 84 PMs que participaram do massacre podem ser levados a júri popular. O massacre completará DEZ ANOS no mês que vem. Uma missa em memória dos mortos será realizada dia 2 de outubro na Faculdade de Direito da USP, no LARGO DE SÃO FRANCISCO.
A CASA DE DETENÇÃO leva o nome de FLAMÍNIO FÁVERO em homenagem ao professor de medicina legal da USP e do MACKENZIE. O presídio abrigou famosos, como o escritor MONTEIRO LOBATO, e desconhecidos, como LOPÉRCIO FERREIRA DE LIMA, o “MALA”, que ficou 22 anos preso. Em 1999, aos 80 anos, foi libertado e acolhido por amigos, mas preferiu voltar à Detenção para dormir. Ele morreu em 2000. A DETENÇÃO foi tema do livro “ESTAÇÃO CARANDIRU”, do infectologista DRÁUZIO VARELLA, e do filme “CARANDIRU”, de HECTOR BABENCO.

Com temperatura de doze graus, o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ a fim de almoçar com minha mãe. Em casa, LUCINDA cuida de sua genitora, DONA ESMERALDA, com 91 anos. Dona ALICE, em POÁ, está rumando para os seus 94 anos (vai completar essa idade no dia 19 de novembro). Minha mãe está nervosa porque MARIZETE, ADALVO e FELIPE foram ontem para SANTA BÁRBARA D´OESTE, onde têm parentes, e esqueceram alguns bicos de luz acesos. Está com as visitas do RENATO, CIDA, LEANDRO e FERNANDO. Ela quer aprontar logo a refeição para poder descansar. Apesar de toda a sua irritação, não ofende muito, como é de seu hábito. O grande problema de hoje é o frio. Enrolado nas cobertas, logo depois do almoço, não consigo dormir por causa do mau tempo. O RENATO retorna às 16 horas para me levar até a estação de POÁ. O retorno não é nada agradável por causa do vento gelado que invade as roupas.
A tradicional EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS ORNAMENTAIS DE POÁ – EXPOÁ – na sua 31ª edição, foi encerrada neste domingo, com o show da dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO, que atraíram mais de 60 mil pessoas a EXPOÁ. O tema escolhido par decoração deste ano foi “O BRASIL”, que ressaltou as riquezas naturais. Durante os dias de realização do evento, a PRAÇA DE EVENTOS “LUCÍLIA GOMES FELIPPE”, que há nove anos é o endereço da EXPOÁ, trouxe visitantes de várias cidades da região.
 
CAMPEONATO BRASILEIRO: SANTOS EMPATA NA VILA BELMIRO e CORINTHIANS DÁ VEXAME NO SUL:- O meia DIEGO desperdiçou uma cobrança de pênalti aos 43 minutos do segundo tempo e o SANTOS teve de se contentar com o empate por 2 a 2 com o ATLÉTICO – PR, na VILA BELMIRO. Já o CORINTHIANS deu vexame no Estádio OLÍMPICO: jogou sem raça e foi goleado pelo GRÊMIO por 4 a 0, com três gols de RODRIGO FABRI.
Outros resultados: GUARANI 2 x PAYSANDU 0; FLUMINENSE 4 x FIGUEIRENSE 3; JUVENTUDE 2 x BAHIA 1; PARANÁ 3 x FLAMENGO 0; VITÓRIA 0 x INTERNACIONAL 0.

PETE SAMPRAS vence ANDRE AGASSI e fica com o título do US OPEN DE 2002. Com esta vitória garantiu o 5º troféu da competição em NOVA YORK e o 14º do TORNEIO do GRAND SLAM.  No feminino SERENA WILLIAMS mostrou sua força e, pela terceira vez consecutiva de GRAND SLAM, derrotou sua irmã mais velha VENUS.

Uma menina de 5 meses, MARCELA CRISTINA, foi baleada e morta numa tentativa de assalto em MONGAGUÁ, litoral sul de São Paulo. MARCELO LANGANKE, que mora em PIRITUBA, tinha ido visitar a mãe, acompanhado da mulher, JÉSSICA NOGUEIRA, de 23 anos, e das filhas ANDRESSA, de 2 anos e MARCELA, que foi baleada. Era 1 hora da manhã quando parou em frente à casa da mãe com seu GOL e desceu do carro para que lhe abrissem o portão. Quatro assaltantes tentaram lhe roubar o carro, houve um tiroteio e a criança veio a falecer. Os assaltantes fugiram sem levar nada.

Apenas 50 pessoas visitam os últimos presos do CARANDIRU. A CASA DE DETENÇÃO teve hoje o seu último domingo de visitas para os 160 presos que ainda estão lá. No dia 15 de setembro, após 46 anos, o presídio será fechado. Autor do livro “ESTAÇÃO CARANDIRU”, o médico cancerologista DRÁUZIO VARELLA também esteve hoje na CASA DE DETENÇÃO. Acompanhando a equipe de filmagem que prepara um documentário sobre o presídio, ele disse que os 13 anos em que conviveu com os detentos no local deixarão saudades. Desde 1989, VARELLA dedicou as segundas–feiras para cuidar da saúde dos detentos da CASA DE DETENÇÃO.

O ex–presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – e cardeal primaz do BRASIL, dom LUCAS MOREIRA NEVES, morreu hoje no VATICANO. DOM LUCAS também foi arcebispo de SALVADOR. Primo do presidente TANCREDO NEVES, o religioso completaria 77 anos no dia 16 de setembro e vivia no VATICANO havia 13 anos. DOM LUCAS morreu por volta do meio–dia (horário de BRASÍLIA) e, de acordo com testemunhas, rezava o terço em companhia de uma das freiras da clínica onde estava internado. O cardeal sofria de diabetes e estava sendo submetido a sessões de hemodiálise. Por causa dos problemas de saúde, renunciou ao cargo à frente da Congregação dos Bispos. Até o início da noite o VATICANO não havia divulgado informações sobre o velório, que deve contar com a presença do PAPA JOÃO PAULO II. A Academia Brasileira de Letras decretou uma semana de luto. O imortal ALBERTO DA COSTA E SILVA lamentou, em uma entrevista, a morte do companheiro, DOM LUCAS, eleito em 18 de julho de 1996, para a cadeira de número 12 da Academia, na vaga de ABGAR RENAULT. Publicou várias obras: COM O OLHAR DO PASTOR – RESTAURAR A FAMÍLIA – PÔR DO SOL EM RERITIBA – O HOMEM DESCARTÁVEL – O ALFERES E O PRESIDENTE. DOM LUCAS tinha títulos de doutor honoris causa em Teologia pela UNIVERSIDADE SÃO TOMÁS AQUINO, de ROMA, e do COLLEGE PROVIDENCE DE RHODE ISLAND. Era comendador da ORDEM DO RIO BRANCO; GRÃ-CRUZ DA ORDEM DO MÉRITO MILITAR, DO MÉRITO DA AERONÁUTICA e DO MÉRITO DA MARINHA. O religioso era cidadão honorário de SALVADOR e fazia parte das ACADEMIAS ROMANA DE SÃO TOMÁS AQUINO e DE LETRAS DA BAHIA.

A menina VITÓRIA AUGUSTINHO RODRIGUES DE ALMEIDA, de cinco anos, foi assassinada com um tiro na nuca durante tentativa de assalto em SANTO ANDRÉ, nesta noite. VITÓRIA, que iria completar 6 anos no próximo dia 19, é a terceira criança morta por assaltantes no Estado de São Paulo em 50 horas. Nos três casos – dois deles ocorridos em MONGAGUÁ e EMBU – os bandidos fugiram sem levar nada dos pais das crianças.
A mãe de VITÓRIA, a técnica em segurança do trabalho VALQUÍRIA AUGUSTINHO DOS SANTOS, de 41 anos, estava saindo da casa de uma amiga, na Rua AGUDOS, VILA LINDA, com destino a DIADEMA, onde mora, quando dois homens abordaram seu PÁLIO preto , por volta das 20 horas. Um ladrão parou na frente do carro enquanto o outro – armado com uma pistola 45 – se aproximou do lado esquerdo do veículo e, sem dizer nada, efetuou dois disparos. Um dos tiros atravessou o vidro do passageiro do lado esquerdo do veículo e atingiu VITÓRIA, que estava no banco traseiro. O outro tiro perfurou a lataria do veículo. Dentro do PÁLIO estavam ainda dois adolescentes e uma mulher, amigos de VALQUÍRIA.

FALECEU a atriz NÉLIA PAULA, 72 anos, no RIO, vítima de infarto. Estrela do teatro de revista nos anos 50, NÉLIA participou da novela ROQUE SANTEIRO (interpretou a personagem AMPARITO HERNANDEZ). Essa novela foi exibida pela rede GLOBO em 1985. Aposentada há quatro anos, vivia no RECANTO DOS ARTISTAS, no RIO.

O comediante JERRY LEWIS, de 76 anos, foi hospitalizado neste domingo, depois de sofrer um desmaio em um teatro de LONDRES, em que iria participar de um evento para angariar fundos para a luta contra  o  uso  de  tóxicos. LEWIS há vários anos sofre de fibrose pulmonar. Ator e diretor, ele começou a carreira aos 15 anos e fez dezenas de filmes.

2 003   :  - SEGUNDA-FEIRA
Começa hoje na GLOBO a novela CHOCOLATE COM PIMENTA. A trama começa em 1922 com um gosto amargo para a protagonista ANA FRANCISCA (MARIANA XIMENES). Heroína da história vê o pai assassinado por grileiros numa cidadezinha do sul do País e vai morar em VENTURA (cidade fictícia da novela) com parentes que não conhece, entre eles a avó CARMEN (LAURA CARDOSO) e o tio MARGARIDO (OSMAR PRADO). Na primeira fase da história, ANA estuda no colégio local. Por causa dos vestidos velhos, dos penteados fora de moda e dos óculos quebrados, será vítima de gozações da turma, mas chamará a atenção de DANILO (MURILO BENÍCIO). O único problema é que o rapaz é a paixão de OLGA (PRISCILA FANTIN) que fará de tudo para estragar o romance. Para ajudar em casa, ANA trabalha como faxineira na fábrica de chocolates de LUDOVICO CANTO E MELLO (ARY FONTOURA), que domina a economia da região. É com ele que a moça acabará se casando, depois de romper o namoro com DANILO. Antes de terminar com o grande amor de sua vida, ANA irá descobrir que está grávida de DANILO, mas não lhe contará a novidade. Graças a uma artimanha de OLGA e da tia do rapaz, BÁRBARA (LÍLIA CABRAL), o casal se separa. Vendo o desespero da mocinha, LUDOVICO resolve ajudar. Casa-se com ela para dar um nome à criança e a leva para BUENOS AIRES, onde começam uma vida nova. ANA recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta os cabelos, passa a usar vestidos finos, jóias e peles. Transforma-se de patinho feio a mulher deslumbrante. LUDOVICO vê o nascimento do filho de ANA, TONICO (GUILHERME VIEIRA, na segunda fase), mas morre logo. Com a morte do marido, ANA retorna à VENTURA. A partir daí, tem início à segunda parte da novela, ambientada em 1929. Acionista majoritária da fábrica de chocolate volta decidida a fechar a empresa do marido, para desespero dos moradores.       
   
Com temperatura de 27 graus, um sol de queimar os miolos, vou para SÃO PAULO. Enquanto isso, dois funcionários da Repartição de Águas da Prefeitura de GUARULHOS estão consertando o vazamento que foi notado pela LUCINDA, na garagem, na semana passada. Na estação METRÔ-SÉ observo os painéis ali expostos sobre “UMA VIAGEM À ANTÁRTIDA” com aquarelas realizadas por uma artista plástica – IVANA D´ORO – que vive em MILÃO, na ITÁLIA, reportando sua viagem à ANTÁRTIDA, em 1997.
Os oficiais do MMDS querem almoçar comigo na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA. É um almoço para trocarmos idéias da Entidade, da qual quase saí na semana passada, profundamente magoado pela permanência do DAMIAN, oficial que já criou muitas confusões na nossa firma. VICTÓRIO, ALEMÃO, ELÁDIO, CRISTIANO e RAFAEL conversam sobre vários assuntos, fazendo crer que minha participação no MMDS é necessária, concordando com minhas idéias a respeito de DAMIAN. Isso vai até às 14 horas e VICTÓRIO ainda me acompanha até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Cel MENDES está empenhado em organizar a lista das medalhas PEDRO DE TOLEDO para 2 de outubro. A DAMCO está querendo os nomes das pessoas indicadas para receber a Medalha para poder confeccionar o respectivo diploma. Acontece que ele não pode permanecer o tempo todo na Sociedade e sai para uma reunião com um advogado na rua RIACHUELO. Recebemos então um telefonema do TENENTE-CORONEL EB SANTIAGO, que quer fazer a indicação de um capitão do Exército para receber a PEDRO DE TOLEDO. Peço para ele ligar para o Cel MENDES. Depois, o MENDES telefona-me para dizer que o Ten-Cel EB SANTIAGO está a caminho do MMDC para um encontro conosco. O Sr. MARCONDES não vem hoje à Sociedade. Aguardo o MENDES até às 16:30 horas. Deixo o MMDC e regresso a GUARULHOS.
Na entrada de GUARULHOS, quando o ônibus alcança a PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO, reparo num prédio de razoáveis proporções que está sendo construído na frente do HOTEL ÍBIS. Tenho acompanhado as obras desse prédio desde o seu início, neste 2003. Agora, já estão trabalhando no piso do SEXTO ANDAR. O que eu pensava que seria uma escola agora já calculo que seja mais um hotel que está sendo construído, perto daqueles que já estão em funcionamento: o MERCURE e o ÍBIS. Vamos acompanhar a construção para ver o que irá funcionar naquele lugar.

Já em casa, vejo o trabalho que teve o JOSÉ CÂNDIDO SILVA para restaurar o piso da garagem após o conserto do vazamento de água. Telefona-me o MENDES para dizer que ainda está no MMDC e que o SANTIAGO esteve com ele. Também lhe telefonou o Sr. MARCONDES contando que foi recebido em audiência pelo Governador GERALDO ALCKMIN hoje. Amanhã, ele pretende se reunir conosco para contar o que foi tratado nessa audiência.

Foi inaugurado nesta segunda-feira o novo e requintado HOTEL FASANO, na Rua VITTÓRIO FASANO. Essa rua recebeu o nome em homenagem ao patriarca da tradicional família da gastronomia paulistana. VITTÓRIO nasceu em MILÃO, na ITÁLIA, e chegou ao BRASIL em 1903, onde trabalhou em uma panificadora e mercearia até abrir a BRASSERIE PAULISTA, na Praça ANTÔNIO PRADO. Ele morreu em 1923. Então, filhos e netos, entre eles FABRÍZIO, hoje com 68 anos, assumiram os negócios. FABRÍZIO foi o fundador da primeira CONFEITARIA FASANO, na década de 50. Até novembro de 2002, a rua que leva agora seu nome era chamada de TRAVESSA TAIARANA. TAYARANA é uma palavra que vem do tupi-guarani e significa “pimenta falsa”. O projeto da mudança de nome foi do vereador ROBERTO TRÍPOLI, do PSDB.

A advogada JORGINA MARIA DE FREITAS e o juiz PEDRO DINIZ terão de ressarcir o INSS em 8,5 milhões de reais, dos quais 4 milhões por danos morais, por fraudes praticadas contra o órgão. Eles foram condenados, com mais dois integrantes da quadrilha, pela juíza LILIANE DO ESPÍRITO SANTO RORIZ ALMEIDA, da 21 ª Vara Federal, em ação de responsabilidade movida pelo INSS. O valor da indenização foi calculado com base em apenas um dos processos fraudados pela quadrilha de JORGINA e PEDRO DINIZ, o do soldador GÉRSON MONTENEGRO, que tramitou na 5 ª Vara de NOVA IGUAÇU. Como os demais golpes aplicados pela quadrilha, os cálculos eram absurdamente majorados. PEDRO DINIZ foi condenado por ter homologado os valores, bem como o contador WADYR LEMOS DE ANDRADE e o procurador do INSS LUIZ MENDES FILHO. Os quatro estão presos.

Um caminhão de carga com cerca de 12 metros de comprimento caiu hoje pela manhã no RIO TIETÊ, na altura do km 15 da Rodovia CASTELLO BRANCO, sentido Interior, na região de OSASCO. A única vítima foi o motorista do veículo, EVARISTO MUNIZ, 50 anos, que morreu afogado, preso nas ferragens. O acidente ocorreu por volta das 8:30 horas. Foram necessários três guindastes para retirar o caminhão do rio. A remoção levou sete horas. A pista ficou interditada das 9 horas até às 16:30 horas. Com isso, houve congestionamentos, durante todo o dia nas MARGINAIS e nas rodovias AYRTON SENNA e CASTELLO BRANCO. Foram registrados pontos de lentidão nas vias expressa e local da MARGINAL TIETÊ, entre as pontes do LIMÃO e da FREGUESIA DO Ó. Na pista local, o trânsito ficou parado da PONTE DO PIQUERI até a do LIMÃO e da PONTE DAS BANDEIRAS até a RUA AZURITA.

CARLOS ALBERTO DUQUE e PAULO CÉSAR DE ASSIS, diretor e vice-diretor da Penitenciária VICENTE PIRAGIBE, no complexo de BANGU, foram afastados pelo governo do Estado do RIO, depois da revelação de que presos usam e vendem drogas por telefones celulares dentro da Unidade.

O delegado federal ALEXANDRE MORATO CRENITE – assessor do corregedor-geral da Polícia Federal, em SÃO PAULO, um dos mais importantes cargos na hierarquia da corporação – foi preso hoje à tarde, acusado de corrupção passiva e prevaricação. CRENITE foi flagrado em uma interceptação telefônica exigindo quinhentos mil reais para não prender o empresário ARI NATALINO DA SILVA, dono do GRUPO PETROFORTE, suspeito de ser o maior fraudador de combustíveis do País. A ordem de prisão do delegado, em caráter temporário por 5 dias, foi decretada pelo juiz ALI MAZLOUM, da 7 ª Vara Federal, que acolheu requerimento do Ministério Público. MAZLOUM solicitou ao corregedor-chefe da PF, delegado BIRCEU BERTIN, que fosse ao Fórum Federal, hoje à tarde. BERTIN saiu do gabinete do juiz com o mandado de prisão do colega em mãos. 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje ao presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, por telefone, que, se a reunião da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO não ajudar a reduzir os subsídios aos produtos agrícolas americanos e europeus, será impossível evoluir nos demais temas. A reunião começará dia 10 de setembro, em CANCÚN.

O presidente do Parlamento palestino, AHMED KOREI, aceitou hoje o cargo de primeiro-ministro, para o qual foi indicado pelo presidente da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, YASSER ARAFAT. KOREI, também conhecido como ABU ALA, reuniu-se com ARAFAT em seu QG em RAMALLAH. Ele disse que aceitaria o cargo desde que tivesse garantias de apoio dos EUA e da EUROPA, bem como um compromisso de ISRAEL de reduzir suas operações militares em territórios palestinos. E tanto ISRAEL como os EUA reagiram com cautela à sua nomeação. Ele substitui MAHMOUD ABBAS, que renunciou no dia 6 de setembro, em meio a uma disputa de poder com ARAFAT.  
 
O corpo do bombeiro MICHAEL RAGUSA, morto no ataque de 11 de setembro de 2001, nunca foi encontrado em meio aos escombros de WORLD TRADE CENTER. Hoje, no entanto, RAGUSA recebeu as homenagens fúnebres, pondo fim à angústia de sua família, numa cerimônia que contou com a presença do prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG. A homenagem póstuma foi só possível porque RAGUSA, como vários de seus colegas, tinha doado sangue a um centro especializado em transplantes de medula óssea semanas antes do atentado. Os pais de RAGUSA souberam da doação por acaso – depois que ela foi mencionada pelo legista que analisava mais de 20 mil pedaços de corpos encontrados nos escombros das torres. Antes, essas amostras de sangue tinham sido utilizadas para fazer a comparação de DNA com o de cadáveres de outros bombeiros encontrados na montanha de entulhos em que se converteram as duas torres. RAGUSA era o único dos 343 bombeiros e funcionários de polícia mortos que ainda não tinha recebido as homenagens fúnebres.

CINEASTA DE HITLER MORRE NA ALEMANHA. Conhecida como a cineasta de HITLER, LENI RIEFENSTAHL morreu hoje à noite, aos 101 anos, em sua casa, em PÖCKING, no sul da ALEMANHA. O estado de saúde da cineasta, que sofria de câncer, piorou nos últimos quatro meses. Fotógrafa e cineasta oficial do 3º REICH, a alemã tornou-se famosa por ter ajudado a criar a imagem do PARTIDO NAZISTA no cinema. “O TRIUNFO DA VONTADE”, de 1935, em que ela registrou a convenção do Partido em 1934, ficou conhecido como um dos melhores filmes de propaganda e lhe rendeu prêmios nos festivais de VENEZA e PARIS. Depois dos prêmios com o longa, ela foi convocada para realizar o filme oficial das OLÍMPIADAS de 1936, disputadas em BERLIM. “OLYMPIA” é considerado pioneiro numa série de técnicas cinematográficas que são usadas até hoje, como as câmeras que se movem sobre trilhos para acompanhar as provas de corrida. LENI sempre negou o envolvimento político com os ideais do PARTIDO NAZISTA ou qualquer ligação romântica com HITLER. Mesmo após completar CEM ANOS, a cineasta continuava a mergulhar para filmar e fotografar tubarões, peixes e paisagens submarinas.
LENI RIEFENSTAHL nasceu em BERLIM, na ALEMANHA, em 22 de agosto de 1902.

ASSISTO na GLOBO o filme O SEXTO DIA, de 2000, dirigido por ROGER SPOTTISWOODE, com ARNOLD SCHWARZENEGGER, TONY GOLDWYN, ROBERT DUVALL, MICHAEL RAPAPORT, SARAH WYNTER e WENDY CREWSON. Diante da perspectiva da virada do milênio, HOLLYWODD passou a investir em filmes apocalípticos, que expressavam a angústia humana diante do possível fim do mundo. E surgiram fantasias de ação como a do SEXTO DIA. ARNOLD faz o policial em crise que descobre conspiração envolvendo um dublê seu, dentro de sua casa, com sua mulher e filha, e aí procura a chave do mistério. É uma narrativa violenta.

2 004  :  -  QUARTA-FEIRA   -    4H /2224  20420113  (141/) -
Com sua pele de mármore mais reluzente do que nunca, o DAVI, de MICHELANGELO, uma das esculturas mais admiradas do mundo, completou 500 ANOS, em meio a comemorações que devem durar pelo menos dois meses e incluem debates, espetáculos e uma exposição de artistas contemporâneos que fizeram trabalhos inspirados nela. O evento foi aberto pela atriz LÚCIA POLI no PALAZZO VECCHIO da cidade, na presença, entre outros, do governador da TOSCANA, CLÁUDIO MARTINI. Ela leu crônicas de GIÓRGIO VASARI e LUCA LANDUCCI, contemporâneos do escultor, sobre a inauguração da estátua, em 1504. Depois, houve uma celebração na galeria da Academia de FLORENÇA, com um concerto em homenagem a MICHELANGELO. Desde 1873, DAVI é conservado a salvo de intempéries e vândalos nessa galeria – em seu habitual lugar ao ar livre foi instalada uma réplica.

Passei um feriado bem ruim. Sintomas de diabetes estão me rondando. Ainda caí na bobagem de comer doces feitos pela MARLENE e a noite foi terrível. Sonhos desencontrados, pesadelos, cabeça variando, enfim, uma série de acontecimentos que denotam que minha saúde não é boa. Além disso, a pressão alta tende a não diminuir, apesar dos remédios que tomo (de manhã e à noite).
Estamos com 33º C por volta das 12:40 horas. A viagem para a cidade de SÃO PAULO não é agradável, face o calor excessivo que está fazendo. Observo os trabalhos nas margens do rio TIETÊ, sendo que elas estão sendo concretadas, bem no trecho que costumeiramente passo, principalmente entre as pontes da VILA GUILHERME e TATUAPÉ. Máquinas estão trabalhando há meses nesse trecho, rebaixando a calha do rio e evitando alagamentos, coisa que não mais tem acontecido. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Converso com dona CÉLIA e o VASCO. Vejo as classificações e transferências de oficiais superiores publicadas no Diário Oficial de sábado último. Dona CÉLIA conta-me que sumiu muita coisa de um quartinho que fica na biblioteca, isso desde os tempos de dona ALEXANDRA. Somente hoje é que ela me conta essa situação. Pelo que ela me conta, a quantia de peças furtadas é enorme. Depois, converso com o NILDO, que vem solicitar uma auditoria num local onde ele tem negócios. VICTÓRIO sabe desse assunto. Almoçamos numa reunião de discussões sobre aspectos econômicos, que não são bons no momento. Logo depois o Major sai em companhia desse tenente. Permaneço com CRISTIANO e RAFAEL. AMÉRICO deu aula pela manhã e se sente cansado agora à tarde.
Cruzo com o CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI no METRÔ-SÉ. Conversamos sobre a crise do MMDC e os trabalhos que estão sendo feitos para a mudança do Estatuto. O prazo para oferecimento de sugestões é até o fim de setembro.
Já em casa, telefono para o advogado ROMAGNOLLI. Ele também está de posse de uma cópia do novo estatuto e a apresentou ao advogado TROMBETTI para estudos.
LUCINDA conta-me mais um drama vivido pela MARLENE. Não está dando certo a sua vida em comum com o canadense JOÃO, que ele trouxe de CARAGUATATUBA, neste ano. Diz que o homem é “unha de vaca” e não quer saber de dar dinheiro para o sustento do casal. Aos 61 anos, com problemas numa perna, onde usa um pino de platina, parece que a escolha da MARLENE não foi das mais felizes. Agora quer que ele deixe a casa, mas ela foi a única culpada de trazê-lo para cá. Arrumou todas as coisas de JOÃO e deixou no quintal de casa. Mas ele está relutante. E as rusgas continuam.
 
A Assembléia Legislativa aprovou hoje o reajuste de salário para mais de 909 mil servidores. A lei dever ser sancionada pelo governador GERALDO ALCKMIN até dia 10, para o aumento ser pago já em outubro. Os reajustes, por categoria, variam de 5% a 59%. O piso do funcionalismo passa de 400 para 470 reais.

O BRASIL ficou no empate de 1 a 1 com a ALEMANHA, hoje à tarde, em BERLIM, no amistoso que reviveu a final da COPA DE 2002. RONALDINHO GAÚCHO marcou, de falta, para a seleção e KEVIN KURANYI, atacante brasileiro naturalizado alemão, empatou.

O CORINTHIANS venceu o GUARANI por 1 a 0, nesta noite, em CAMPINAS, e subiu para a sétima colocação no CAMPEONATO BRASILEIRO. Em CURITIBA, na estréia do técnico LEÃO, o SÃO PAULO bateu o PARANÁ por 2 a 0, com gols de RODRIGO e DANILO e pulou para o 5 º lugar. Na VILA BELMIRO, no duelo de líderes do campeonato, SANTOS e ATLÉTICO-PR ficaram no 1 a 1. MARINHO abriu o placar, mas BASÍLIO garantiu o empate para o time santista. OUTROS RESULTADOS: SÃO CAETANO 1 x FIGUEIRENSE 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x JUVENTUDE 1; GOIÁS 2 x CRICIÚMA 1; INTERNACIONAL 0 x FLAMENGO 0.

Cerca de 20 mil fiéis acompanharam hoje a cerimônia do CENTENÁRIO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, no SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA. Com bandeirinhas de NOSSA SENHORA nas mãos, os devotos participaram da missa celebrada pelo enviado especial do PAPA, dom EUGÊNIO DE ARAÚJO SALLES. A cerimônia durou duas horas e começou com o lançamento do selo comemorativo dos cem anos da COROAÇÃO DA PADROEIRA. Em seguida, dom EUGÊNIO leu a mensagem do PAPA para os brasileiros. Na carta, JOÃO PAULO II relembrou o aparecimento da imagem de NOSSA SENHORA aos pescadores, em 1717, e disse que bem antes dessa data os brasileiros já mantinham “profunda devoção pela MÃE DE JESUS, herdada dos portugueses”. O PAPA ainda pediu que os padres e bispos auxiliem os brasileiros a viverem sua devoção, principalmente “contra o perigo do consumismo”, e pediu também que todos pratiquem a caridade. A cerimônia continuou com a entrada da imagem encontrada pelos pescadores no RIO PARAÍBA DO SUL. Os pescadores estavam representados por três funcionários do santuário. Descalço e com roupas simples, o motorista GERALDO DE ASSIS COELHO, de 50 anos, era um deles. Ele levou a imagem ao altar e com os olhos cheios d´água não conseguiu descrever a sensação de carregar a santa. “É muita emoção, não dá para falar”. A primeira leitura da missa foi feita pelo governador GERALDO ALCKMIN. A coroa, então, foi apresentada aos fiéis, carregada pelos DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA. A nova coroa, escolhida em um concurso, foi benzida por dom EUGÊNIO e pelo arcebispo de APARECIDA, dom RAYMUNDO DAMASCENO, e colocada sobre a cabeça da santa. Uma chuva de papéis picados caiu do alto do santuário. Entre a multidão, emocionadas, estavam as duas artistas que criaram a jóia a ser usada pela santa, DÉBORA CAMISASCA e LENA GARRIDO, e um representante da família real, o príncipe dom JOÃO DE ORLEANS E BRAGANÇA, neto da PRINCESA ISABEL. Foi a pedido dela que a primeira coroa foi feita. Estiveram também na cerimônia o NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL, dom LORENZO BALDISSERE, o presidente da CNBB, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, e os cardeais dom PAULO EVARISTO ARNS e dom EUSÉBIO SCHEID, entre outros. O presidente LULA foi representado pelo ministro do Desenvolvimento Social, PATRUS ANANIAS. De BRASÍLIA, vieram também o governador JOAQUIM RORIZ e o presidente da Câmara, JOÃO PAULO CUNHA.

O BRASIL captou hoje 750 milhões de euros com a venda de títulos, o equivalente a 913,65 milhões de dólares – o interesse demonstrado pelos investidores europeus foi de 2 bilhões de euros. Desde 2002 o BRASIL não lançava bônus na EUROPA, e o resultado foi comemorado pelo governo. O dinheiro obtido compensará o pagamento de títulos que vencem dia 30. Ainda hoje, a PETROBRÁS emitiu bônus de dez anos no valor de 600 milhões de dólares. O anúncio das captações fez o dólar fechar em queda de 0,41 %, a R$2,901.   

A greve dos servidores do Judiciário paulista entrou hoje no seu 72º dia e poderá se tornar a mais longa da história da categoria. Os servidores decidiram hoje manter a paralisação até a assembléia do dia 22, quando o movimento fará 87 dias. Há três anos, greve semelhante durou 80 dias. Eles pedem 26,39% e o Tribunal de Justiça oferece 15%.

Os sobreviventes do acidente com o ônibus que deixou 11 mortos ontem em PARAÍBA DO SUL, no RIO, chegaram hoje a SÃO BERNARDO. Eles foram recebidos por parentes e amigos e o clima era de muita tristeza e comoção. Os 13 feridos graves continuavam internados no Hospital NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, em TRÊS RIOS-RJ. Os 53 passageiros que estavam no ônibus que tombou haviam passado o feriado em GUARACIABA(MG) e voltavam para casa, na VILA SÃO JOSÉ, em SÃO BERNARDO. O motorista JOSÉ NELSON DA SILVA NETO permanece preso em PETRÓPOLIS. A advogada da empresa de ônibus CATI ROSE, MARLI ALVES PINTO, tentava obter a liberdade provisória. Ontem, MARLI garantiu que a empresa arcaria com os custos de transporte das vítimas e dos corpos e que tomaria medidas necessárias para amenizar a situação. Os corpos dos 11 mortos foram liberados por volta das 16 horas e deverão chegar no início da madrugada em SÃO BERNARDO. A paróquia JESUS DE NAZARÉ, na VILA SÃO JOSÉ, ofereceu um velório coletivo. A rua da Igreja está fechada e várias pessoas aguardam a chegada dos corpos. Está prevista uma missa para às 7 horas da manhã de quinta-feira. Os corpos devem deixar a paróquia às 8:30 horas e os enterros vão ocorrer nos cemitérios da COLINA, BAETA NEVES e PAULICÉIA.

Uma denúncia de furto acabou em morte, ontem, na periferia de GUARULHOS. Um adolescente de 17 anos confessou a parentes ter matado a facadas o estudante JOÃO VIANÊS DE MORAES, 12 anos. O motivo seria o fato de a mãe de JOÃO ter denunciado o adolescente à polícia. Ele havia furtado seis panelas da casa dela. O jovem fugiu. Por volta das 12 horas, JOÃO saiu de sua casa, no bairro CIDADE SOBERANA, para tentar vender um CD que havia ganhado da mãe e não voltou. Pretendia comprar um walkman com a venda do disco. Seu corpo foi encontrado às 18 horas em um matagal, localizado atrás da casa do adolescente que confessou o crime. JOÃO cursava a 3 ª série e tinha um irmão de 17 anos. Dois ônibus lotados levaram hoje parentes e amigos do garoto, ao enterro, em GUARULHOS.

O clima seco dos últimos dias tem dado trabalho ao Corpo de Bombeiros, com focos de incêndio espalhados por todo o País. Em SÃO PAULO não foi diferente. No início da tarde, o fogo destruiu 1.500 metros quadrados de vegetação perto do PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ, na altura do km 14 da rodovia AYRTON SENNA, em GUARULHOS. Os bombeiros enviaram seis carros ao local às 15 horas, mas o fogo só foi extinto pouco depois das 19 horas. Uma das faixas da estrada no sentido capital foi interditada.  O TENENTE ADRIANO MARTINS, do 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE GUARULHOS, afirmou que a “área seca com vegetação rasteira, qualquer bituca de cigarro causa foco de incêndio”. Segundo ele, o fogo só não se espalhou mais porque a área fica entre a rodovia e uma rua.
No RIO, dois focos de incêndio atingiram o PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, em JACAREPAGUÁ. O primeiro começou por volta das 12:30 horas, no PICO DA INDEPENDÊNCIA, e destruiu 6 hectares de mata atlântica, o equivalente a seis campos de futebol. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas pouco depois das 16 horas. O outro apareceu no fim da tarde. Ele destruiu três hectares da mata e foi debelado no início da noite.
Em BELO HORIZONTE, o Corpo de Bombeiros concluiu de manhã o rescaldo no entorno do PARQUE ESTADUAL DO ROLA MOÇA, atingido por um incêndio. O fogo, que teve início na segunda-feira, dia 6 de setembro, queimou quatorze hectares de mata.

DETIDO um rapaz de 17 anos, identificado como TIAGO, com nove bananas de dinamite em uma sacola plástica, em OSASCO.

O poeta espanhol MANUEL MARÍA FERNÁNDEZ TEIXEIRO morreu nesta quarta-feira em LA CORUÑA. Nascido em 1929, em OTERO DEL REY, é considerado uma referência na literatura da GALÍCIA, com uma série de livros em idioma galego. Seu primeiro livro de poemas, MUIÑEIRO DE BRÉTEMA, foi lançado em 1950. Nos anos 1960 e 1970, ele participou da organização dos partidos políticos na clandestinidade.

SEQÜESTRADO o vice-governador da província iraquiana de ANBAR, BASSIL HAMED. No IRAQUE.

CONDENADO a dezoito meses de prisão e mais dois anos em liberdade condicional, o ex-analista do mercado financeiro FRANK QUATTRONE, do CREDIT SUISSE FIRST BOSTON, um dos bancos mais atuantes no VALE DO SILÍCIO, na década de 1990, por obstruir investigações da Justiça e alterar declarações de testemunhas. QUATTRONE era suspeito de favorecer compradores na oferta pública de ações quando da abertura de capital de algumas empresas de tecnologia. O ex-operador também deve pagar multa de noventa mil dólares. Em NOVA YORK.

TRANSFERIDO da unidade de terapia intensiva para um quarto do Hospital Presbiteriano de NOVA YORK o ex-presidente americano BILL CLINTON, que foi internado no fim da semana passada e se submeteu na segunda-feira, dia 6 de SETEMBRO, a cirurgia para colocação de pontes de safena e mamária no coração.  

2 005  :  -    SEGUNDA-FEIRA   (711815 2005)
ALÉM DAS CONFUSÕES E DISCORDÂNCIAS COTIDIANAS, SEUS PENSAMENTOS CONTINUAM VOANDO LONGE, MUITO LONGE, EM PANORAMAS QUE ENTUSIASMAM, E QUE APESAR DE NÃO PARECER NADA SENSATOS, MESMO ASSIM SUA ALMA CONSIDERA ABSOLUTAMENTE REAIS.

Hoje é o último dia para comemorar os 338 anos da PENHA, na zona leste da Capital. A festa, na frente da Basílica de NOSSA SENHORA DA PENHA, na rua SANTO AFONSO, será encerrada com procissão pelas ruas do bairro. Nas barracas são vendidas comidas e bebidas, com destaque para o tradicional bolo de NOSSA SENHORA DA PENHA.

GINO STRUFFALDI, eufórico, telefona-me para contar a sua participação no 7 de Setembro, como combatente de 1932. Não participaram outros veteranos de 32. Representou também a maçonaria, num outro segmento do desfile. Hoje ele não irá até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas amanhã deverá manter um diálogo com o tesoureiro CORONEL PM Res RICARDO JACOB.
Por volta das 12:30 horas estou no BANESPA. LUCINDA está pedindo um empréstimo de três mil reais. Recebo a notícia de que poderei antecipar a retirada do 13º salário (que será pago em dezembro). Estamos com 17 graus de temperatura. O pior são os chuvisqueiros e a ventania. No MMDS não encontro os oficiais. Estão todos em destino. Apenas recebo um telefonema do CRISTIANO, que dá ciência de seu trabalho. Por sua vez, ALEMÃO e ELÁDIO chegam por volta das 13 horas, após terem mantido suas aulas de segurança.
Às 14 horas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, estou reunido com o Professor EGBERTO MAIA LUZ, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI para estudarmos a “CARTA AOS PÓSTEROS”. Estão na Sociedade também o CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES e a advogada JANAÍNA. Nessa primeira reunião da Comissão da “CARTA AOS PÓSTEROS” são delineadas as linhas principais desse documento. Marcamos a nova reunião para 23 de setembro, às 15 horas.
Terminada a reunião, converso com o CORONEL MENDES sobre a grade dos recipiendários da Medalha PEDRO DE TOLEDO em 2 de Outubro. Já chegaram vários currículos. Também tratamos do caso do VASCO, que entrou na Justiça do Trabalho para receber um dinheiro que lhe cabe por ter sido demitido pelo Sr GERALDO FARIA MARCONDES. O ROMAGNOLI fará a defesa da Sociedade. A audiência marcada para 4 de outubro deverá contar com a sua presença e a do presidente.
Deixamos a Sociedade quase às 17 horas. O frio não é nada bom para o retorno para casa. 
Temos hoje um fato muito alegre na família. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR foi promovido a CABO PM na data de ontem. Por antigüidade, ele recebe essa graduação por força de lei. Pena que isso aconteça quando ele está quase sendo reformado. Mas antes tarde do que nunca. Na verdade, nosso grande desejo, quando ele entrou na Polícia Militar é que seguisse uma carreira. Infelizmente isso não foi possível por vários motivos. O contentamento dele extravasa para os parentes. Com orgulho ele mostra a farda onde aparecem as divisas de cabo. Por um momento lembro de minha promoção a essa graduação no longínquo agosto de 1958. Nessa época era eu promovido a cabo escrevente, o princípio de minha carreira. No ano de 1977 o nosso desejo era ver o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR na Escola de Cabos, iniciando também uma carreira bonita na PM. No entanto, ele mostrou desinteresse em estudar e o tempo foi passando até chegar a situação atual. No início de 2006 entrará com o pedido de reforma por tempo de serviço.
  
Nesta noite faço um contato telefônico com o VASCO para saber o motivo pelo qual ele está acionando a Sociedade. Explica-me que até a presente data não foi dado baixa na sua carteira, não possibilitando a ele a retirada do Fundo de Garantia e outros direitos que estão paralisados por incúria do contador da Sociedade. De fato é de se lastimar o estado em que se encontra o setor de contabilidade do MMDC.

As vaias de mais de 15 mil torcedores que se dispuseram a enfrentar o frio da noite paulistana para ir ao PALESTRA ITÁLIA dão idéia do que foi a partida de hoje. Em um dos piores jogos do BRASILEIRO, o PALMEIRAS não foi além de um empate por 1 a 1 com o CORITIBA e amarga só a nona posição na tabela, com 36 pontos, mesmo tendo subido um lugar. A chance de recuperação será diante do PARANÁ, domingo, dia 11 de setembro, em MARINGÁ.

O INTERNACIONAL perdeu hoje a chance de chegar à liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. No RIO, a equipe gaúcha apenas empatou por 1 a 1 com o FLAMENGO. O resultado serviu ao menos para o INTER tirar o GOIÁS da terceira colocação. As duas equipes têm 41 pontos, mas os gaúchos têm melhor saldo de gols. O time carioca continua na zona de rebaixamento da competição.

O tenista ANDRE AGASSI, de 35 anos, conseguiu mais uma façanha. Já era madrugada de quinta-feira em NOVA YORK quando terminou a partida contra seu companheiro JAMES BLAKE, com uma virada sensacional no ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS. Agora é o jogador mais velho a chegar a uma semifinal, desde JIMMY CONNORS, em 1991, quando este tinha 39 anos.

Os PMs JÚLIO CÉSAR BRINO CEBALLOS e GÉRSON QUIRINO DOS SANTOS foram presos suspeitos de executar dois jovens e ferir outros dois na madrugada de 30 de agosto, no ITAIM PAULISTA, zona leste.  CEBALLOS se entregou no Presídio ROMÃO GOMES, onde ficam recolhidos os policiais envolvidos em crimes, no último dia 2. Já SANTOS foi preso na data seguinte. Até então, a PM não havia comunicado as prisões. Na noite de 31 de agosto foi preso o CABO MARCOS FEITOSA DE MORAES, suspeito de ser co-responsável pelo duplo homicídio. MORAES e CEBALLOS estavam lotados na 4 ª Cia do 29 º BPMM (ITAIM PAULISTA) e não respondiam a acusações de má conduta até então. Apenas uma das vítimas, de 16 anos, que sobreviveu, respondia por ato intencional. Os demais não tinham passagem pela polícia. Às 4:10 horas de 31 de agosto, os rapazes voltavam de uma danceteria quando viram dois homens passarem de moto pela rua ITAJUIBI. Sentados numa mureta, os jovens começaram a conversar. Segundos depois, um CORSA da PM se aproximou. Do carro, desceu o cabo MORAES e outro soldado. Testemunhas disseram que o CORSA deixou o local, mas deu um toque de sirene. Na seqüência, a mesma moto voltou. O piloto e o garupa – à paisana – desceram com duas pistolas e atiraram várias vezes. MARCELO DE SOUZA MELO, 19 anos, e WELLINGTON DA SILVA COSTA, 22 anos, foram atingidos no peito e morreram a caminho do hospital. Dois menores, de 17 anos, foram alvejados na boca e no peito. Sobreviveram. A quinta vítima conseguiu fugir e avisou a família.

A sede do Grupo Central MARÍLIA DE NOTÍCIAS, a 452 km de SÃO PAULO, foi invadida e incendiada na madrugada por três homens encapuzados. Poucas salas sobraram no prédio de três andares onde funcionavam as duas emissoras de rádio e o jornal diário do grupo. A empresa acredita em atentado. O editor assistente ROGÉRIO MARTINEZ, de 36 anos, afirmou que muitos funcionários do “DIÁRIO DE MARÍLIA” teriam sofrido ameaças nos últimos dois anos por conta da “postura crítica do jornal”. De acordo com ele, seria comum receber ameaças por telefonemas anônimos após a publicação de reportagens envolvendo políticos e empresários da região.

O procurador PEDRO BARBOSA encaminhou hoje à Justiça Federal o pedido de prisão do ex-prefeito PAULO MALUF e do filho dele FLÁVIO. Segundo BARBOSA há provas contundentes de que ambos tentaram controlar a investigação de forma ilegal. Fica claro que eles procuraram influenciar a liberdade de uma pessoa”, afirmou o procurador. Cabe agora à juíza SÍLVIA MARIA ROCHA, da 2 ª VARA CRIMINAL, decidir sobre o pedido de prisão. Não há prazo para essa determinação.

Em relato de pouco menos de uma hora, o empresário SEBASTIÃO BUANI disse hoje que foi achacado em “R$110 ou R$120 mil” pelo presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, para obter nova licença de funcionamento de restaurantes no Congresso. Em 2002, SEVERINO era primeiro-secretário da Câmara. Segundo BUANI, ele lhe disse, após autorizar a prorrogação da licença: “Deixe de ser chorão, você vai ter mais três anos de contrato, você me dá R$20 mil por ano”.

CONDENADO por furto o ex-caseiro JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS, principal suspeito de assassinar o casal americano MICHELLE e TODD STAHELI em novembro de 2003. SANTOS furtou 20 mil reais de um morador do mesmo condomínio do casal assassinado. Ele terá de pagar multa de quatro salários mínimos e prestar serviços comunitários.

DEMITIDO o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, MAURÍCIO MARINHO, por recebimento de propina num escândalo que já afastou dezessete executivos da empresa.

O senador CRISTÓVAM BUARQUE anunciou que vai se filiar ao PDT. Ele decidiu deixar o PT, após as denúncias de corrupção envolvendo o governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
    
A Corte de Arbitragem do Esporte negou o pedido de medalha de ouro para o brasileiro VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA, que ficou em terceiro lugar na maratona da OLIMPÍADA DE ATENAS depois de ser atacado pelo irlandês CORNELIUS HORAN, quando liderava a prova. Com o julgamento, continuará com o bronze.

O cantor e compositor SÉRGIO ENDRIGO faleceu hoje, em ROMA, na ITÁLIA, aos 72 anos. Ele sofria de câncer e morreu numa clínica da capital italiana, onde deve ser enterrado amanhã. ENDRIGO venceu o festival de SAN REMO em 1968 com “CANZONE PER TE”, uma de suas composições mais conhecidas, interpretada por ROBERTO CARLOS. ENDRIGO, que não escondia sua paixão pela musicalidade brasileira, foi uma espécie de pioneiro a aproximar as músicas do BRASIL e da ITÁLIA. Entre as canções mais conhecidas de ENDRIGO estão “A CASA”, do disco “A ARCA DE NOÉ”, com VINÍCIUS DE MORAES. O cantor fez sucesso no BRASIL nos anos 1960 com as músicas “IO CHE AMO SOLO TE”; “TERESA”; e em 1979 ele gravou o disco “EXCLUSIVAMENTE BRASIL”, cantando em português, onde interpretou “SAMBA PARA ENDRIGO” (composta por TOQUINHO e VINÍCIUS) e “A ROSA”, que CHICO BUARQUE DE HOLANDA reservou especialmente para ele. Nascido em POLA, na ÍSTRIA (atual CROÁCIA), em 15 de junho de 1933, ENDRIGO se tornou conhecido por um estilo de compor sempre identificado com a “escola de GÊNOVA”, na ITÁLIA. Em 1947, após sua cidade natal ter sido considerada território iugoslavo, ele refugiou-se com a família em BRINDISI. ENDRIGO era um dos mais conhecidos representantes da “canzone” italiana. Segundo a filha do compositor, CLÁUDIA, seu funeral não terá conotação religiosa e será restrito à família, em TERNI, onde já está sepultada sua mulher, morta há 11 anos. CLÁUDIA afirmou ainda que está conversando com o prefeito de ROMA, WÁLTER VELTRONI, para tentar organizar um grande show público em memória de seu pai. O grande sucesso das músicas de ENDRIGO no BRASIL fez com que ele viesse ao país várias vezes. A primeira delas foi em 1964, quando realizou concertos em SÃO PAULO, BAHIA, RIO DE JANEIRO, além de várias cidades da região sul. O último show de ENDRIGO em terras brasileiras foi em SÃO PAULO, em 2000. O cantor fez ainda diversas turnês por todo o mundo. Entre os países visitados por ele estão ESTADOS UNIDOS, PORTUGAL, FRANÇA, ARGENTINA, ALEMANHA, a ex-UNIÃO SOVIÉTICA, GRÃ-BRETANHA, entre outros.

INICIADAS as obras da RODOVIA INTEROCEÂNICA, que vai ligar o BRASIL aos portos peruanos de ILO, MARATANI e SAN JUAN, no OCEANO PACÍFICO. Com 2.600 quilômetros – mais de mil deles em território peruano – a rodovia visa a facilitar a exportação de produtos brasileiros para a ÁSIA. Seu custo é estimado em 892 milhões de dólares – descontada, é claro, a roubança tradicional dos empreendimentos sul-americanos. O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA compareceu ao lançamento da obra acompanhado do presidente peruano ALEJANDRO TOLEDO (o mais impopular da AMÉRICA LATINA) e de uma claque de 600 petistas. Em PUERTO MALDONADO.

CONDENADO o cantor britânico ROD STEWART, de 60 anos, a pagar  dois milhões de dólares a um cassino de LAS VEGAS. Ele recebeu o dinheiro adiantado pro um show que não aconteceu. Em LOS ANGELES.

DESTITUÍDOS a primeira-ministra da UCRÂNIA e todo o seu gabinete pelo presidente VIKTOR YUSHCHENKO por causa das denúncias de corrupção entre os membros de sua equipe, YULIA TYMOSHENKO, considerada a heroína da REVOLUÇÃO LARANJA, que levou YUSHCHENKO ao poder quando milhares de ucranianos foram às ruas protestar contra as eleições fraudulentas. Foi substituída interinamente por YURIY YEKHANUROV, ex-ministro da Economia. Alguns analistas acreditam que, além da corrupção, pesou na decisão de YUSHCHENKO contra a carismática primeira-ministra o fato de que ela poderia se tornar uma rival política poderosa. Em KIEV.

O presidente JACQUES CHIRAC encontra-se como um leão na jaula, querendo deixar rapidamente o hospital militar de VAL DE GRACE, onde está internado há uma semana. Essa imagem está sendo utilizada por seus colaboradores para ilustrar a impaciência do Chefe de Estado e sua rápida recuperação do acidente vascular que lhe causou problemas de visão, agora em fase de rápida regressão, segundo seus médicos. O presidente tem estado em contato com o primeiro-ministro DOMINIQUE DE VILLEPIN, o secretário-geral do palácio, FRÉDERIC SALAT BAROUX e o assessor diplomático, GOURDAULT-MONTAGE. Mas não recebeu o ministro do Interior e candidato a sua sucessão, NICOLAS SARKOZY.

O HUMAN FERTILISATION AND EMBRYOLOGY AUTHORITY, órgão que regulamenta a fertilização “in vitro” no REINO UNIDO, autorizou cientistas da Universidade de NEYCASTLE a criar um embrião fruto de duas mães e um pai. O objetivo é evitar que defeitos genéticos presentes nas mitocôndrias (estruturas responsáveis pela geração de energia nas células) sejam transmitidos pela mãe ao filho. Uma das doenças que seguem esse padrão é a distrofia muscular, que provoca a falência progressiva dos músculos. Os cientistas fertilizaram em laboratório o óvulo de uma mulher com o espermatozóide do marido. Em seguida, extraíram o núcleo desse embrião e o injetaram em um óvulo vazio doado por outra mulher. Com essa tática, o embrião é capaz de se desenvolver sem herdar os defeitos genéticos presentes nas mitocôndrias da mãe. A questão   polêmica é que ele receberá também genes da doadora do óvulo, que serão transmitidos às gerações futuras. Por enquanto, apenas a pesquisa em laboratório está autorizada.
 
Assisto nesta noite o DVD “MEGIDDO”. O mundo está à beira do Apocalipse. A batalha final entre o Bem e o Mal, acontece no Vale do MEGIDDO, antiga palavra hebraica para o local conhecido como ARMAGEDDON. Forças do Mal acumularam um exército poderoso para uma guerra que joga um continente contra o outro, uma nação contra a outra e irmão contra irmão. STONE ALEXANER (MICHAEL YORK), um homem poderoso, tem um plano maligno para erradicar toda a humanidade. Uma única pessoa poderá detê-lo, seu irmão DAVID (MICHAEL BIEHN), o Presidente dos EUA. Mas DAVID precisará do poder de DEUS para liderá-lo à guerra, manter seu espírito forte e ajudá-lo a revelar a verdadeira natureza desta batalha.
O único inconveniente quando estou assistindo “MEGIDDO” é que na batalha final, entre os exércitos do Presidente da UNIÃO EUROPÉIA (o mal) e do presidente dos EUA (o bem), há uma pane no disco e fico sem assistir o final do filme. 

2 006  :  -   SEXTA-FEIRA
Uma notícia dolorosa em casa. O CABO PM JOÃO GOMES está com um furúnculo no interior da orelha esquerda. Lugar muito ruim para aparecer esse furúnculo. Na semana que vem deverá ser lancetado.
Já dá para andar sem agasalho. O frio dos últimos dias começou a se afastar ontem. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não abre hoje. Logo cedo converso com o GINO STRUFFALDI por telefone. Ele está contentíssimo por ter desfilado ontem no ANHEMBI e conta como foi suas ligações com os generais, o almirante e outras autoridades que estavam no palanque. Vou para a cidade de SÃO PAULO numa viagem de ônibus tranqüila. Até parece que estamos num feriado. A minha Entidade apresenta um bom número de oficiais. Podemos trocar idéias sobre a megaoperação que deverá se iniciar depois do dia 20. AMÉRICO acompanha-me até o banco instalado dentro do Corpo de Bombeiros. Ali, conversamos com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO. Por volta das 15 horas, estou regressando para GUARULHOS.

Sete homens morreram e outros sete foram feridos em duas chacinas nos municípios vizinhos de ITAPEVI e JANDIRA, na GRANDE SÃO PAULO. Os assassinatos ocorreram quase ao mesmo tempo, entre 2:15 e 2:30 horas de hoje. Em apenas 24 horas, três chacinas foram registradas pela polícia na Capital e região metropolitana. Ontem, cinco homens foram mortos em PARADA DE TAIPAS, na zona norte da Capital. Outros três homens foram assassinados em mais dois pontos distintos de JANDIRA. A polícia investiga se há relação entre os homicídios. Uma das chacinas, com três jovens mortos, aconteceu perto de um ginásio esportivo na Rua VIRGÍLIO DE CANHETTE, no JARDIM BROTINHOL. Em seguida, a PM encontrou dois homens mortos na Rua FERNANDO PESSOA, na VILA MERCEDES, e um terceiro na Rua MARQUÊS DE VALÊNCIA, no JARDIM GABRIELA 3. Cerca de quinze minutos depois, onde homens foram baleados na FAVELA DO AREIÃO, em ITAPEVI. Quatro morreram e seis foram internados em estado grave em hospitais de ITAPEVI, JANDIRA e CARAPICUIBA. 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, candidato à reeleição pelo PT, comparou hoje seus adversários aos nazistas, em resposta às críticas feitas ontem ao seu governo pelo ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. “Tem gente até achando que pobre não pode votar, porque os pobres estão votando em mim”, disse em discurso para 1,2 mil líderes da igreja evangélica ASSEMBLÉIA DE DEUS, no RIO.

Uma ala com o nome de VINÍCIUS DE MORAES foi inaugurada hoje na antiga sede do ITAMARATY, no RIO. Ele foi funcionário do órgão, aposentado compulsoriamente em 1968, pelo AI-5. GERÔNIMO MOSCARDO, da Fundação ALEXANDRE GUSMÃO, que lidera a iniciativa, disse que existe a intenção de tornar o poeta embaixador pleno, o topo da carreira diplomática.

Bela e vencedora, MARIA SHARAPOVA confirmou seu talento ao garantir um lugar na final do US OPEN. Venceu a tenista número 1 do mundo, AMELIE MAURESMO – para quem vinha de 3 derrotas seguidas- numa partida estranha com placar de 6/0, 4/6 e 6/0. Em busca de nova coroa de rainha, SHARAPOVA disputa o título diante de JUSTINE HENIN-HARDENNE, dona de cinco troféus do GRAND SLAM. O jogo será no chamado “prime time” da TV americana, às 20 horas (21 horas de BRASÍLIA). Este sábado ainda contará com as semifinais do masculino: ROGER FEDERER x NIKOLAY DAVYDENKO e ANDY RODDICK x MIKHAIL YOUZHNY.

A jovem austríaca NATASCHA KAMPUSCH, de 18 anos, despediu-se ontem no instituto forense de VIENA dos restos mortais do homem que a manteve seqüestrada por oito anos, WOLFGANG PRIKLOPIL. Ele se suicidou após NATASCHA fugir do cativeiro, em 23 de agosto. PRIKLOPIL foi enterrado hoje, na presença de poucas pessoas.

Um atentado suicida próximo da embaixada americana em CABUL matou hoje pelo menos 18 pessoas, incluindo dois soldados dos EUA, segundo a rede de TV CNN. Este foi o pior atentado na capital afegã desde a invasão liderada pelos americanos, em 2001. Até recentemente, a invasão do AFEGANISTÃO era apresentada pelas autoridades americanas como um caso de sucesso na guerra contra o terrorismo. O ataque foi realizado por um extremista do TALEBAN. Ele jogou seu carro com explosivos contra um veículo militar americano a apenas 50 km do portão principal da embaixada dos ESTADOS UNIDOS.
O ataque se deu no mesmo dia em que membros da OTAN se reuniam em VARSÓVIA, na POLÔNIA, para discutir a instabilidade do AFEGANISTÃO. Além de reconhecerem que subestimaram a resistência do TALEBAN, eles pediram que os países cumpram seus compromissos de envio de tropas. 

2 007     :      SÁBADO
Uma data de plena tranqüilidade. Sem compromissos, curtindo um feriado prolongado, procuro me dedicar às coisas domésticas. Começo por levar, à HEMEROTECA VENTURA, uma pilha de jornais recentes, bem como livros de memórias de 2005 (dando lugar na biblioteca para os de 2007).
Procuro nos jornais que costumo ler diariamente as notícias sobre o DIA DA INDEPENDÊNCIA e fico frustrado em ver o pouco caso que estão tendo com o 7 de Setembro. O tal GRITO DOS EXCLUÍDOS merece maior ênfase.
Mais tarde, um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vem confirmar essa falta de civismo dos nossos tempos. Tento explicar à doutora NELLY a atual crise militar, onde um ministro da Defesa metido a “general” desautorou as três Forças no célebre episódio da publicação de um livro polêmico. Doutora NELLY explica que acabou de ser aprovado o novo Estatuto do IHGSP e que haverá eleições no próximo dia 19 de setembro. Até lá não terá condições de pensar em mais nada. Isso quer dizer que a data da entrega do COLAR DE BRILHANTE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA irá demorar um pouco (embora ela não tenha falado nada a respeito).

A McLAREN liderou nesta manhã, na pista mais veloz do calendário da Fórmula 1, com seus dois pilotos, FERNANDO ALONSO e LEWIS HAMILTON. FELIPE MASSA, da FERRARI, ficou em terceiro, a mais de meio segundo de ALONSO, o pole position. Foi a terceira pole do espanhol neste ano, a 17ª de sua carreira. HAMILTON lidera o Mundial com 84 pontos diante de 79 de ALONSO. MASSA está em terceiro com 69. O quarto, KIMI RAIKKONEN, da FERRARI, 68, bateu hoje na freada da ASCARI. O finlandês se classificou em quinto, com o carro reserva, mas com o motor do titular. RUBENS BARRICHELLO, na HONDA, é o 12º no grid.
Fora das pistas, os problemas da McLAREN só crescem. Hoje, a polícia informou RON DENNIS, seu sócio e diretor, que está sob investigação. A FERRARI mantém na Justiça italiana uma ação contra oito integrantes da McLAREN por receptação de dados técnicos roubados pelo ex-mecânico-chefe do time de MARANELLO, o inglês NIGEL STEPNEY. O time será julgado pelo Conselho Mundial da FIA, na próxima quinta-feira, dia 13.

DIEGO HYPÓLITO ganhou a medalha de ouro no solo no Mundial de Ginástica Artística de STUTTGART, na ALEMANHA. DIEGO, de 21 anos, mostrou que é o grande destaque da ginástica masculina brasileira em mundiais. Antes, havia ganho o ouro no Mundial de MELBOURNE, na AUSTRÁLIA, em 2005, e a prata, no Mundial de AARHUS, na DINAMARCA, em 2006. O espanhol GERVÁSIO DEFERR ficou em segundo e o japonês HISASHI MIZUTORI, em terceiro. Nenhum outro ginasta da AMÉRICA DO SUL havia conseguido três medalhas seguidas em Mundiais.
O resultado credencia DIEGO a ser o representante do BRASIL nos Jogos Olímpicos de PEQUIM em 2008. DIEGO dedica a medalha à sua irmã DANIELE HYPÓLITO, que hoje completa 23 anos de idade.
A brasileira JADE BARBOSA, de 16 anos, que ganhou medalha de bronze no individual geral, hoje ficou em quinto no salto.

Não basta apenas competência. Um time que deseja ser campeão precisa contar, também, com uma boa dose de sorte. O SÃO PAULO está no caminho certo rumo ao título. Hoje, no RIO, segurou a pressão que levou do VASCO e, com gols de DAGOBERTO e HERNANES, conquistou a 16ª vitória no BRASILEIRO, por 2 a 0. O time paulista chegou a 13 partidas sem derrota. Segue na liderança com 54 pontos. De quebra, quebrou uma invencibilidade de 22 jogos do time carioca em SÃO JANUÁRIO.
RENATINHO marcou seu primeiro gol no CAMPEONATO BRASILEIRO, a 6 minutos do final, e foi a conta certa para o SANTOS bater o JUVENTUDE por 1 a 0, nesta noite, na VILA BELMIRO. O CRUZEIRO não deixa o SÃO PAULO disparar na liderança. Com a vitória de 2 a 0 sobre o GRÊMIO, no MINEIRÃO, alcançou os 45 pontos, nove a menos que o time paulista.  Na estréia do atacante GIL, ex-CORINTHIANS, o INTERNACIONAL goleou o FLAMENGO por 3 a 0, no BEIRA-RIO e, com 35 pontos, segue com o sonho de conquistar uma das vagas na Taça Libertadores. O FIGUEIRENSE mostrou hoje que não se abalou com a demissão do técnico MÁRIO SÉRGIO. Venceu o ATLÉTICO – MG por 2 a 1, em FLORIANÓPOLIS.

A final masculina do US OPEN de 2007 é para entrar na história. Se ROGER FEDERER pode transformar-se no primeiro tenista da chamada “open era” (desde 1968, quando os profissionais foram aceitos nos torneios) a ganhar quatro títulos consecutivos do ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS, o sérvio NOVAK DJOKOVIC sonha em ser o primeiro homem de seu país a levantar um troféu de um torneio do GRAND SLAM. FEDERER derrotou hoje NIKOLAY DAVYDENKO e DJOKOVIC passou pelo espanhol DAVID FERRER.    

Considerados suspeitos do desaparecimento da filha MADELEINE, de 4 anos, o casal GERRY e KATE McCANN deve voltar amanhã para a INGLATERRA, informaram hoje parentes e amigos da família. “KATE e GERRY retornarão para casa como estava originalmente planejado”, confirmou o porta-voz do casal, JUSTINE McGUINESS. Até o início da semana passada, o único suspeito era o britânico ROBERT MURAT, que mora com sua mãe próximo ao hotel onde se hospedava a família McCANN quando MADELEINE desapareceu. A casa de MURAT já foi revistada duas vezes e nada foi encontrado, mas a polícia informou hoje que ele ainda é suspeito no caso. Na quarta-feira, porém, testes realizados na GRÃ-BRETANHA revelaram traços de sangue, que poderiam ser de MADELEINE, no carro alugado pelo casal 25 dias depois de ela ter desaparecido. Uma das teses da polícia passou a ser de que KATE seria responsável pela morte acidental da filha. Com ajuda do marido, eles teriam escondido o corpo e usado o carro alugado para transportá-lo para outro lugar.

2 008     :     -    SEGUNDA-FEIRA
Demorou, mas CATARINA (LILIA CABRAL) finalmente vai dar um basta nas humilhações do marido, LEO (JACKSON ANTUNES), em “A FAVORITA”. Incentivada pela vizinha STELA (PAULA BURLAMAQUI), a dona-de-casa abandonará o mau-caráter após uma briga. O estopim da crise é uma serenata que LÉO fará para STELA na frente de CATARINA. A cena vai ao ar no sábado, dia 20. “STELA o escorraça e decide ter uma conversa definitiva com CATARINA. Ela o encoraja a largá-lo e recomeçar a vida”, conta PAULA BURLAMAQUI.
O puxão de orelha fará com que CATARINA coloque um ponto final no casamento. Depois do alerta da amiga, voltará para casa disposta a levar a história até o fim. Na cena, CATARINA acorda o marido que está dormindo no sofá, arruma as malas e vai embora com o filho para a casa de COPOLA (TARCÍSIO MEIRA). “No começo, LEO acha que a mulher não está falando sério. Mas CATARINA está decidida e os dois discutem feio”, explica JACKSON ANTUNES. Por incrível que pareça, LEO reagirá mal à saída da mulher de casa. “Ele precisa de alguém para descontar a sua frustração. Sem CATARINA, é como se perdesse o sentido da vida. Ele surta, quer a mulher de volta. Não duvido se implorar para que ela o perdoe”, é o que conta o ator. 

Logo cedo, LUCINDA e MARLENE comunicam-me que faleceu, na madrugada, um irmão do JESSÉ (ALEMÃO), no município de ARUJÁ, aos 62 anos, vítima de complicações decorrentes de pressão alta. Teria caído e machucado a cabeça. Foi encontrado morto em seu quarto. O ALEMÃO vai para ARUJÁ velar o corpo do irmão, que será enterrado amanhã cedo.

Durante a viagem para SÃO PAULO sinto que começa a esfriar. Não tenho muito tempo para trabalhar na Sociedade porque está marcada uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial para logo mais. Encontro três estudantes fazendo pesquisa para um trabalho em grupo numa faculdade. Estão lendo os jornais de 1932. A funcionária MARINEI tem uma tarefa difícil com relação a ofícios de outorga da Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”. Procuro imprimir minhas memórias enquanto aguardo a chamada do VICTÓRIO para o almoço, conforme tínhamos combinado na semana passada. Hoje, vamos discutir os últimos casos policiais, onde o crime de morte de dois garotos (de 12 e 13 anos de idade) pela madrasta e o pai dos meninos, chama a nossa atenção. O MANÍACO DE GUARULHOS também está na pauta dos crimes hediondos dos últimos dias. A reunião da Comissão Cívica e Cultural vai começar às 15 horas. Passam pelo MMDC o ROMAGNOLI e a JANAÍNA. Também estão com pressa nesta tarde. Um caso de pesquisa de um ex-combatente, para fins de Pensão Especial, vai fazer com que eu chegue um pouco tarde no 11º andar da Associação Comercial.
JORGE HENRIQUE e CÁSSIO MARTIN estão presentes como ficou combinado na semana passada. Eles levam alguns “clips” sobre o filme de longa metragem “SP-32”. GIANNOCCARO os atende com bastante atenção e coloca na pauta a apresentação preparada pela ANAVÍDEO. Comparecem: CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES (nomeado secretário “ad hoc” pelo coordenador, na falta de VIVIANO FERRANTINI), ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, JOSÉ GARRIS DEL VALLE, JORGE LUIZ DA COSTA, MAJOR PM Ref ARLINDO PÍCOLI, MILTON FERNANDES, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, OG POZZOLI, VALDIR ABDALLAH, VILMA GAGLIARDI, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE,
Como não poderia deixar de ser comenta-se o DIA DA INDEPENDÊNCIA. Não aceitamos o Sambódromo como local da PARADA DA PÁTRIA. Já se fez documento para o Comando do Exército Sudeste contra o local, mas sempre vem a resposta que no IPIRANGA o trânsito fica prejudicado. Acontece que não aceitamos esse argumento falho. Qualquer passeata no centro da cidade causa muito mais confusão e não se toma uma medida eficaz. Isso sem falar na tal PARADA GAY ou passeatas de evangélicos. A solenidade do 76º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, marcada para 2 de outubro, é comentada nesta reunião.
Esgotada a pauta, GIANNOCCARO permite a apresentação do trailheur sobre o filme “SP-32”. Até eu desconhecia as cenas trágicas do filme, como as apresentadas nesta tarde. Os presentes gostam do que foi mostrado e há vários comentários sobre o longa metragem.      
GIANNOCCARO anuncia a presença do conselheiro MARADEI, da Associação Comercial, e solicita que GINO STRUFFALDI faça a entrega da Medalha MMDC que MARADEI não pôde receber em 23 de maio por estar viajando. É um momento de grande importância para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARADEI usa da palavra após ser condecorado. Relembra o episódio da Revolução, dizendo-se empolgado pela causa desde sua juventude.

ATA DA 27ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR DA ACSP (SALA TS).
Secretário: Paulo Tenório da Rocha Marques.
1. Lista de presença anexa.
2. Trabalhos presididos pelo coordenador Francisco Giannoccaro.
3. Exame e votação da ata da 26ª Reunião – Aprovada, mediante a seguinte correção: “item 10, Hino a São Paulo - Pedro Paulo Penna Trindade estimulado por comentário efetuado em reunião anterior sobre a falta de um Hino Paulista desenvolveu pesquisa pessoal e apresentou aos presentes duas composições que poderiam ter sido adotadas como Hino a São Paulo mas, por razões inexplicáveis, não o foram. Um dos Hinos, com música do maestro Aricó Junior e letra da Professora Nicolina Bispo foi criado em 1954, por ocasião do IV Centenário da cidade de São Paulo e o outro com música de Mario Monteiro e letra de Fagundes Varella. A iniciativa da pesquisa de Pedro Paulo Penna Trindade foi elogiada e abriu a perspectiva de se iniciar uma campanha visando a adoção de um Hino a São Paulo.”
4. Expediente - a) Ausências justificadas: Antonio Augusto Bizarro, Edimara de Lima, Gaetano Brancati Luigi, Lauro Ribeiro Escobar, Maria Cecília Naclério Homem e Viviano Ferrantini; b) Aniversariantes do mês: Ary Canavó – 08, Milton Fernandes - 14 e Paula Braga Viscaino – 22; c) Lida correspondência encaminhada ao Diretor de Redação da Revista Veja cumprimentando pela reportagem “Você sabe o que estão ensinando a ele”; c) Heliodoro Pereira de Sá distribuiu jornal Semanário da Zona Norte, de 05 de setembro, com matéria intitulada “Fundação do 1° jornal no Brasil 10 de setembro”; d) Distribuição de poesia de autoria da Dra. Frances de Azevedo, intitulada “Nossa Homenagem”, dedicada aos policiais civis e militares em solenidade da Distrital Sudeste da Associação Comercial de São Paulo.
6. Dia do Soldado – O coordenador Francisco Giannoccaro relembrou a data de 25 de agosto, dia do soldado brasileiro de todas as Armas e Corporações, fazendo comentários elogiosos sobre o valor e a importância dos militares, mencionando seu heroísmo e patriotismo ao longo de nossa História, garantindo nossa soberania e integridade territorial.
7. Afastamento Antonio Augusto Bizarro – o coordenador Francisco Giannoccaro nos pôs ao par da impossibilidade de Antonio Augusto Bizarro comparecer à nossa reunião por problema de saúde. Sua ausência foi sentida por todos, habituados com sua presença expressiva e contundente, revelando aspectos pouco conhecidos de fatos e situações interessantes do ponto de vista social e político. Todos desejaram o restabelecimento de Bizarro e seu breve retorno ao seio da Comissão Cívica e Cultural.
8. Independência do Brasil – Distrital Santana – Francisco Giannoccaro e, praticamente todos os presentes relembraram a magnífica solenidade organizada pela Distrital de Santana, em comemoração à Independência do Brasil, onde Og Pozzoli proferiu inspirada palestra sobre a proclamação de nossa independência desenvolvendo o tema a partir da vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, até o heróico gesto de D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Crianças cantaram o Hino Nacional e vários oradores fizeram uso da palavra, inclusive Francisco Giannoccaro, Heliodoro Pereira de Sá, Dra. Frances de Azevedo - que declamou poesia de sua autoria-, Major Arlindo de Souza Pícoli e o Diretor da Distrital de Santana. A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC foi representada pelo seu presidente, Capitão Gino Struffaldi e pelo seu secretário Coronel Mario Ventura.
Mais uma vez foi levantada a questão de se transferir a parada militar de 7 de setembro para junto do Monumento da Independência, pela óbvia questão de sua proximidade com o local histórico onde se concretizou a decisão irreversível de proclamar nossa soberania definitivamente.
9. Medalha MMDC - Nesta altura dos trabalhos o Secretário Geral da ACSP João Carlos Maradei, ingressou no recinto da reunião para ser homenageado pela Sociedade Veteranos de 32–MMDC com a outorga da medalha MMDC, como reconhecimento pela sua dedicação àquela histórica instituição criada pelos combatentes do Movimento Constitucionalista de 1932. A condecoração de João Carlos Maradei foi feita pelo veterano Capitão Gino Struffaldi, presidente da entidade, acompanhado do vice-presidente, Coronel Antonio Carlos Mendes e do Secretário, Coronel Mario Fonseca Ventura.
10. FEB - Jorge Luiz da Costa, coordenador da Comissão Cívica e Cultural, da Distrital Santana, explicou o projeto de recuperação da área destinada a homenagear a Força Expedicionária Brasileira, hoje em mau estado.
11. Próxima reunião – Dia 22 de setembro de 2008, às 15 horas.
Francisco Giannoccaro                      Paulo Tenório da Rocha Marques
        Coordenador                                                   Secretário

Após a reunião, converso com várias pessoas. Não percebo a retirada do GINO e do MENDES, face essas conversas. Nós não iremos mais numa solenidade no TIRO-DE-GUERRA de BOTUCATU, face o horário do evento: 19 horas. O MENDES queria que a entrega das medalhas “PEDRO DE TOLEDO” em BOTUCATU fosse marcada para o período da tarde. Retorno tarde para GUARULHOS.

A promotora MILDRED DE ASSIS GONZALEZ pediu hoje a revogação da liberdade do ex-seminarista GIL RUGAI, acusado de assassinar o pai, o empresário LUIZ CARLOS RUGAI, e a madrasta, ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, em 28 de março de 2004, no PACAEMBU. Segundo MILDRED, RUGAI quebrou a confiança da Justiça ao fixar residência em outro estado sem comunicar ao juízo do 5º Tribunal do Júri. Ele mora em uma cidade gaúcha próxima à fronteira e o temor do Ministério Público é que ele fuja. GIL RUGAI foi localizado pela TV RECORD na cidade gaúcha de SANTA MARIA, onde mora desde março. Preso um mês depois do crime, chegou a passar 480 dias na cadeia. Mas, em abril de 2006, o Supremo Tribunal Federal concedeu hábeas corpus, por entender que não havia justificativa para mantê-lo na prisão sem culpa formada. Contou a seu favor o fato de RUGAI não ter antecedentes criminais e possuir residência fixa em São Paulo. A promotora afirma que, apesar das provas, seria importante GIL RUGAI confessar o crime para a polícia poder descobrir o segundo envolvido. A arma usada para matar o casal foi encontrada no esgoto do prédio onde funcionava a produtora de vídeo do ex-seminarista, nos JARDINS.

O sargento da Aeronáutica DANILO DIAS CRAVEIRO, de 41 anos, foi preso, acusado de tirar fotos de crianças nuas com a câmera do telefone celular, no PARQUE POUSADA DOS JESUÍTAS, em DIADEMA. Suspeita-se que o militar aliciava menores de 5 a 13 anos e que ele pagava até trinta reais às crianças para tirar as fotos. Em seu depoimento, no 1º Distrito Policial de DIADEMA, o sargento confessou o crime e disse que precisava de tratamento médico. Ele afirmou ainda que usava o celular para encaminhar as fotos a outras pessoas. A polícia apreendeu o telefone, com pelo menos duas fotos comprometedoras: o de uma menina de 13 anos, com os seios à mostra, e de um garoto de 7, vestido. O delegado ANGEL MARTINEZ disse que pedirá a quebra de sigilo telefônico do sargento para identificar pessoas que mantinham contato com ele.

A polícia confirmou hoje ter identificado no RIO DE JANEIRO o corpo de mais uma vítima do maníaco LEANDRO BASÍLIO RODRIGUES, de 19 anos. JÉSSICA, uma jovem de cerca de 17 anos, foi morta por estrangulamento. O crime teria acontecido cerca de uma semana antes do maníaco assassinar outra jovem no RIO. O assassinato aconteceu em fevereiro, mas só hoje policiais do 21º Distrito Policial, em BONSUCESSO, conseguiram identificar a vítima, que não teve o sobrenome revelado. LEANDRO confessou ter assassinado 18 pessoas em três Estados. No RIO, o maníaco de GUARULHOS revelou ter sido responsável pela morte de quatro mulheres.

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência da Viação Aérea de São Paulo Sociedade Anônima (VASP). Segundo a decisão do juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, ALEXANDRE ALVES LAZZARINI, a VASP não implementou seu plano de recuperação judicial, como determinava processo iniciado em julho de 2005.
Com a decretação da falência, os bens do GRUPO CANHEDO serão executados para pagar as dívidas com os credores. Assim que os gastos com a administração da massa falimentar forem liquidados, os primeiros a receber serão os trabalhadores, considerado o teto de 150 salários-mínimos (cerca de 60 mil reais) por funcionário.

A polícia de SANTA CATARINA instaurou inquérito para investigar a queda de um bebê do terceiro piso da pousada CANTINHO DA VÓ ÍTALA, em BOMBINHAS. O acidente aconteceu na tarde de domingo e o menino, de 1 ano e 3 meses, segue internado em um hospital de FLORIANÓPOLIS. O último boletim médico divulgado hoje, diz que o bebê está internado em estado grave na UTI infantil do Hospital Infantil JOANA DE GUSMÃO, em FLORIANÓPOLIS. Ele sofreu politrauma, com traumatismo craniencefálico. Por enquanto, não há indícios que a criança tenha sido jogada. A delegada MARECI ANGONISE acredita que os adultos se descuidaram e a criança acabou caindo.

ROGER FEDERER se tornou o REI DA AMÉRICA ao conquistar novamente o ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS. Dessa vez, ele bateu hoje o britânico ANDY MURRAY por 3 sets a 0. O suíço se tornou o único tenista da história a vencer o torneio cinco vezes consecutivas. No feminino, SERENA WILLIAMS superou a sérvia JELENA JANKOVIC por 2 sets a 0. Foi o terceiro título do ABERTO DOS EUA da americana. Ela já havia vencido em 1999 e 2002. Com a vitória, SERENA assumiu a liderança do ranking. Hoje, a tenista posou para fotos com o troféu na TIMES SQUARE, local considerado o coração de NOVA YORK.

BRASIL ganha mais dois ouros em PEQUIM. ANDRÉ BRASIL conquistou, no CUBO D´ÁGUA, o ouro nos 100m borboleta, classe S10, sua primeira medalha nas PARAOLIMPÍADAS. O outro ouro foi conquistado por DANIEL DIAS, que no domingo (dia 7) já havia vencido os 100m livre, categoria S5. Hoje, ele voltou ao lugar mais alto do pódio, desta vez nos 50m costas. Amanhã, DANIEL tentará mais um ouro, desta vez nos 200m livre, prova em que é o recordista mundial. 

O furacão IKE se enfraqueceu e caiu para a categoria 1, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Apesar disso, a tormenta ainda ameaça CUBA. O governo da ilha ampliou hoje para todo o território nacional o estado de “alerta”. A tormenta varre a ilha no sentido leste-oeste, com direção ao GOLFO DO MÉXICO e cerca de um milhão de pessoas foram removidas de suas casas para locais seguros. 

2 009         :          -     TERÇA-FEIRA
Serra falta ao desfile e se livra de 2 manifestações
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não deu as caras no desfile de 7 de Setembro. Mandou um secretário representá-lo.
Com isso, Serra livrou-se de duas manifestações acerbas. Uma delas foi organizada pelo deputado estadual, Major Olímpio (sem partido).
Ele se abespinhara com Serra porque o governador vetara uma lei que batizava de Ayrton Senna uma estação de metrô.
A despeito da ausência do alvo, os manifestantes arregimentados pelo deputado Major Olímpio entoaram um coro: "Ô Serra, presta atenção, povo paulista não aceita traição".
Deve-se a organização do segundo protesto a uma entidade chamada União dos Movimentos por Moradia. Cobraram, obviamente, a construção de casas populares.
Do alto de um carro de som entoaram-se críticas à gestão estadual de Serra.
Outro político que se livrou de testemunhar manifestação organizada para espinafrá-lo foi José Sarney.
Convidado para assistir ao desfile militar de Brasília, o presidente do Senado refugou. Perdeu a performance de um grupo de 150 estudantes da UnB.
A estudantada gritou: "Sou brasileiro, sou patriota, mas eu não sou idiota".
A segurança cuidou para que o grupo não se aproximasse do palanque onde se encontravam Lula, o presidente francês Nicolas Sarcozy e demais autoridades.
Escrito por Josias de Souza às 01h26

Nesta manhã LUCINDA está preocupada. O IAGO amanheceu com febre e a KÁTYA foi levar o filho ao médico. Por volta das 7:30 horas escurece. Parece noite. Cai várias pancadas dágua. Esfria.
Leio os jornais DIÁRIO DE SÃO PAULO, O ESTADO e JORNAL DA TARDE. Trabalho no computador até 10:45 horas.
O tempo está muito ruim para viajar. Mesmo assim, com chuva, saio de casa, pois o volume de páginas que devo imprimir na Sociedade, relativas aos últimos dias de minhas memórias, é grande e ficará mais difícil se deixar acumular.
Chego na Sociedade bastante molhado. Começo a imprimir as datas de 6,7 e 8 de setembro. Sou interrompido pelo convite para ir almoçar com o PASSOS. Com esse oficial discuto as impertinências de ontem: movimentos promovidos por bases eclesiais, os chamados “Gritos dos Excluídos”, que se faz par aos desfiles da Pátria. A figura de SARNEY é muito lembrada. Também questionamos a questão do desfile ser realizado no sambódromo, uma vergonha para o Exército ‘uso da passarela do Carnaval para o desfile da Pátria”.
Hoje é um dia atípico. Chove muito depois das 15 horas. O ralo dos fundos da Sociedade não dá vazão às águas e temos uma ‘inundação’ na cozinha e onde a nossa funcionária trabalha. MARINEI fica nervosa com essa situação. Procuramos entrar em contato com o empreiteiro das obras da Sociedade e também com a arquiteta JULIANA. Não conseguimos nada. A situação se repete mais uma vez, muito embora os responsáveis já saibam disso, mas que até agora nada fizeram. SÃO PAULO está parada. Passam das 16 horas e o metrô já está congestionado. Na ARMÊNIA, não há ônibus. Entro na segunda fila do COCAIA. Assim que o primeiro coletivo chega prefiro viajar de pé a esperar o segundo ônibus. Retornando para GUARULHOS, o coletivo fica preso no trânsito engarrafado da MARGINAL durante quase uma hora. Também vai ter problemas na VIA DUTRA. Os passageiros demonstram ansiedade e muita irritação. É uma verdadeira luta para se chegar em casa nesta terça-feira.
LUCINDA, JOÃO GOMES e PAULINHO acompanham o caos em SÃO PAULO pela televisão.

Um temporal forte e repentino na madrugada, com ventos de mais de 100 km/h, causou a morte de quatro pessoas e deixou 89 feridos em GUARACIABA, cidade de 10,6 mil habitantes no extremo oeste de SANTA CATARINA. Quarenta pessoas foram hospitalizadas. Ao menos 70% das residências sofreram danos. A cidade ficou por três horas sem energia elétrica e telefone. Os meteorologistas não confirmaram, mas suspeitam da ação de um tornado, vindo da ARGENTINA. Moradores relataram que pessoas chegaram a ser suspensas do solo pela força do vento.
A Defesa Civil de SANTA CATARINA registrou ocorrências em outros 45 municípios do Estado. Cerca de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica. Foram registrados 102 feridos. Algumas casas de GUARACIABA foram arrastadas por mais de 50 metros.

Criminosos intensificaram hoje em SALVADOR os ataques a bases da Polícia Militar. Foram atacadas 6 das 81 unidades de segurança da capital baiana. A Secretaria de Segurança Pública decidiu tirar os policiais das bases e transferi-los para rondas pela cidade, a fim de localizar os bandidos. Os criminosos ampliaram também os alvos – incendiaram mais três ônibus e abriram fogo em um supermercado público onde trabalham dois policiais. Os ataques começaram na madrugada do dia 7 de setembro em retaliação à transferência de um líder do tráfico para presídio federal.

Legistas encontraram um profundo corte no joelho esquerdo da menina GIULIANA FAVARO, de 2 anos, morta no dia 5 de setembro nas águas do Rio MONTICIANO, em ODERZO, no norte da ITÁLIA. O detalhe, revelado hoje por jornais locais, foi interpretado de formas distintas pelos procuradores envolvidos no caso e pela defesa da garçonete brasileira SIMONE MOREIRA, de 23 anos, presa sob a suspeita de ter matado a filha. Para a acusação, esse é mais um indício de que a queda da garota não foi acidental. O advogado de SIMONE, por sua vez, diz tratar-se de um sinal de que a criança caiu sozinha. Por meio do exame de reação vital, peritos concluíram que GIULIANA estava viva quando machucou o joelho. Os exames toxicológico e nas vísceras só devem ficar prontos no fim do mês. O que mais chamou atenção dos procuradores, no entanto, foi o fato de o corpo da garota não apresentar ferimentos externos – uma característica de quedas acidentais. No ponto em que GIULIANA teria caído, diz o jornal LA TRIBUNA DI TREVISO, há duas hastes metálicas que certamente causariam ferimentos, caso ela tivesse mesmo escorregado.
Os peritos criminais de ODERZO também voltaram hoje à praça em que a brasileira diz ter perdido a filha de vista. No lado oposto do rio, notaram a presença de uma estreita escada de pedra, facilmente acessível. Os exames realizados no corpo sugerem que GIULIANA permaneceu ao menos uma hora nas águas geladas do rio, antes de ser resgatada, ainda com vida. A causa da morte teria sido “asfixia por afogamento”.

O turista italiano acusado de abusar sexualmente da própria filha de 8 anos, na piscina da barraca da praia CROCO BEACH, em FORTALEZA, segue internado com crise de pressão alta. Até esta noite, a juíza MARIA ILNA DE CASTRO, da 12ª Vara Criminal do CEARÁ, ainda não havia analisado o pedido de anulação do flagrante feito pelo advogado do estrangeiro, FLÁVIO JACINTO.
A delegada que preside o inquérito, IVANA TIMBÓ, da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente ouviu hoje quatro testemunhas – dois monitores da piscina, uma garçonete e o gerente da barraca onde o caso ocorreu. Para preservar a criança, ela não revela o que disseram as testemunhas. Até agora, segundo a delegada, foram ouvidas doze pessoas. Para encerrar as investigações, ela precisa colher o depoimento de mais um funcionário da barraca. O relatório final será concluído na sexta-feira e não na quinta, como a delegada havia informado.   

Um bandido foi morto e quatro foram presos após tentarem roubar um supermercado CARREFOUR no ARICANDUVA, ontem à noite. Os criminosos tinham um rádio na freqüência da polícia e estavam armados com um fuzil e pistolas. Assim que soube que a PM tinha sido avisada, o bando decidiu fugir. Metade do grupo roubou um carro para escapar, mas acabou preso, e um assaltante trocou tiros com a PM.

As taxas de avaliação ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e ao seu governo caíram nos últimos três meses, apesar de a percepção da população sobre a economia ter melhorado, segundo pesquisa divulgada hoje pelo instituto SENSUS. A avaliação positiva do governo caiu 4,4 pontos porcentuais, de 69,8% no fim de maio para 65,4% no início de setembro. A aprovação a LULA caiu 4,7 pontos, de 81,5% para 76,8%.  

Um dos nomes que articulam sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem, o presidente da FIESP, PAULO SKAF, tem aparecido em comerciais de entidades ligadas à Federação das Indústrias de São Paulo, promovendo temas caros à gestão estadual, como educação. Os filmes custaram cerca de 8 milhões de reais e fazem parte da campanha de promoção do SESI/SENAI, iniciada no final de 2008, já com SKAF como apresentador.

O Tribunal Superior Eleitoral determinou hoje à Assembléia Legislativa do TOCANTINS que escolha o novo governador do Estado em substituição a MARCELO MIRANDA. O governador e seu vice, PAULO SIDNEI ANTUNES, tiveram confirmada a cassação de seus mandatos. A expectativa é que MIRANDA e ANTUNES saiam amanhã dos cargos. O governo deverá ser assumido interinamente pelo Presidente da Assembléia, CARLOS HENRIQUE GAGUIM. De acordo com o Código Eleitoral, o prazo para que a eleição indireta seja realizada é de 20 a 40 dias.

Não faltaram zebras para derrubar as favoritas na chave feminina do US OPEN, algo que não havia acontecido entre homens – ao menos, até hoje. Número 2 do mundo e finalista do GRAND SLAM em 2008, ANDY MURRAY foi surpreendido pelo croata MARIN CILIC, de apenas 20 anos, que impôs convincentes 3 sets a zero ao escocês e foi às quartas de final. Amanhã, ele enfrenta o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO.
De olho nas semifinais, NOVAK DJOKOVIC enfrenta amanhã FERNANDO VERDASCO. O sérvio vai encontrar um adversário que vem jogando no sacrifício. O espanhol sofre com uma lesão muscular no abdômen e com dores no pé.
Entre as mulheres, a belga KIM CLIJSTERS demonstrou que voltou com tudo ao circuito profissional. Renunciou à aposentadoria há poucas semanas, mas já está na semifinal do US OPEN. Hoje, atropelou a chinesa NA LI. Amanhã, a sensação americana MELANIE OUDIN tenta lugar na penúltima rodada contra a dinamarquesa CAROLINE WOZNIACKI. 

2 010     :       -     QUARTA-FEIRA
Um problema nas vistas faz com que não possa trabalhar muito tempo no computador. Essa situação prejudica minha viagem para SÃO PAULO, num lotação completamente lotada. Na verdade não estou bem de saúde. Tenho dificuldade até para concatenar as idéias na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro no MMDC o CORONEL PM MENDES e o SARGENTO GEORGE. Eles falam de uma viagem ao RIO DE JANEIRO no dia 19 de outubro. Falta apenas confirmação dessa data. Seremos homenageados num evento que ainda não está totalmente delineado. Por volta das 13:30 horas vou almoçar no MMDS. O assunto do dia é a política podre que se desenvolve atualmente no BRASIL. OLIVEIRA quer saber a minha opinião sobre os candidatos SERRA e DILMA. Tenho muitas dúvidas sobre os dois. O último demonstrou ojeriza pela nossa polícia militar e pelas coisas relacionadas ao 9 de Julho. Não posso falar bem deles e nem irei votar neles. A situação do BRASIL é caótica. Tomara que eu esteja errado. OLIVEIRA tem problemas com os filhos do casamento frustrado de sua filha. Os netos estão sendo criados em sua casa e o deixam em depressão. Nada se pode fazer no momento. Ele se desabafa comigo, mas palavras não vão resolver o difícil problema.
Nesta fria tarde atendo dois casos difíceis relacionados com Pensão Especial. As viúvas encontram muitos entraves pela frente para conseguir receber essa migalha oferecida pelo governo. É um tremendo descaso para com os heróis de 32. Nossa luta nesse sentido está sendo inócua. Mais uma vez vou deixar contrariado o MMDC, além dos problemas de saúde que estou enfrentando hoje. Em casa, pela Internet, recebo um e-mail de um jornalista, relacionado com o meu blog:
Juarez Francisco de Freitas Santos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "8 DE SETEMBRO DE 2010":
Cel Ventura, Parabéns pelo trabalho realizado aqui. Sou Jornalista e usuário diário de seu blog para atualizações de datas diversas em minhas resenhas. Obrigado por tão magnífico trabalho.
Vida longa e muitas datas.
Juarez Santos- Balneario Camboriú.
  
Cerca de 70 delegados da Polícia Civil protestaram hoje na frente do restaurante popular BOM PRATO, no centro da cidade, contra o valor do vale-alimentação pago pelo governo, de 24 reais mensais ou 0,92 centavos por dia, a remuneração e a falta de um plano de carreira para a profissão. “Os delegados de SÃO PAULO recebem o menor salário do País e lidam com péssimas condições de trabalho”, afirmou MARILDA APARECIDA PANSONATO PINHEIRO, presidente da Associação dos Delegados do Estado De São Paulo (ADPESP). A Secretaria da Segurança Pública não se pronunciou. Com faixas afirmando que o vale-alimentação não seria suficiente para uma refeição no BOM PRATO, os delegados não almoçaram no restaurante. “A escola do local é simbólica”, disse MARILDA. Eles pagaram a refeição de 330 pessoas que estavam na fila.

LANCEPRESS!
A arbitragem de Jailson Macedo Freitas roubou a cena no empate por 1 a 1 entre Atlético-PR e Corinthians, desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Em jogo de muita marcação, cada equipe chegou ao gol a partir de um pênalti muito mal marcado pelo árbitro. O resultado freou a boa fase do Furacão e fez o Corinthians se distanciar do Fluminense na disputa pela liderança. As duas equipes entraram com formações ofensivas. O Furacão iniciou o jogo para jogar na velocidade de Branquinho, Maikon Leite e Bruno Mineiro, enquanto o Paulo Baier tinha a missão de levar a bola ao ataque. Já o Corinthians deixava Ronaldo fixo na frente e Jorge Henrique aberto na esquerda, dificultando as investidas de Wagner Diniz. Já no duelo de meio de campo, as defesas levaram a melhor. O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para os dois lados. Nem tanto por deficiência dos ataques, mas porque Rhodolfo e Chico, do lado paranaense, e Ralf e Jucilei, pelo Corinthians, faziam grandes partidas. A etapa inicial acabaria empatada, mas nos instantes finais Ronaldo voltou a marcar e colocou o Corinthians na frente. É verdade que ele contou com erro do árbitro, que viu como intencional um toque involuntário de Wagner Diniz. Ronaldo bateu e colocou o Corinthians na frente. O segundo tempo foi igual ao primeiro. Muita marcação e poucas chances. Foi igual também no que diz respeito a arbitragem, que fez a mesma lambança só que do outro lado. Wagner Diniz se jogou ao passar por Leandro Castán, que claramente encolhe a perna ao ver o adversário passar. O juiz marca o segundo pênalti equivocado, que Bruno Mineiro converte. O jogo ficou nervoso a partir daí. O árbitro Jaílson Macedo Freitas, mais ainda, que por isso passou a distribuir cartões amarelos. Todas as marcações provocavam reclamações da arbitragem. Apoiado pela torcida, o Furacão ficou mais no ataque, mas não conseguiu marcar o gol da vitória. O Timão ainda reclamou de outro pênalti, este não assinalado.
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO-PR 1 X 1 CORINTHIANS: Estádio: Arena da Baixada, Curitiba (PR). Data/hora: 08/9/2010, às 22h. Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adailton Jose De Jesus Silva (BA). Gols: Ronaldo, 35'/1ºT (0-1), Bruno Mineiro, 23'/2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Wagner Diniz, Maikon Leite (Atlético-PR); Paulinho, Alessandro, Elias, Leandro Castán, Bruno César (Corinthians). Cartões vermelhos: não houve
ATLÉTICO-PR: Neto, Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Deivid (Ivan Gonzalez, 7'/2ºT), Chico, Paulo Baier (Vitor, 34'/2ºT) e Branquinho; Maikon Leite e Bruno Mineiro. Técnico: Paulo César Carpegiani.
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, William, Leandro Castán e Roberto Carlos (Paulinho, 11'/2ºT); Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César (Danilo, 32'/2ºT); Jorge Henrique e Ronaldo (Iarley, intervalo). Técnico: Adílson Batista.
O SÃO PAULO viveu hoje uma noite de homenagens. A melhor delas foi ao bom futebol: bem postado em campo, sofreu poucas ameaças de um combalido FLAMENGO, no MORUMBI. Venceu o atual campeão brasileiro por 2 a 0 e credenciou-se de vez a brigar por uma vaga na TAÇA LIBERTADORES do próximo ano. O CRUZEIRO confirmou a boa fase e venceu o INTERNACIONAL por 1 a 0. A vitória em UBERLÂNDIA foi a terceira seguida da equipe mineira que chega a 34 pontos e assume a terceira posição. Depois de surpreender o líder FLUMINENSE (2 a 1) no domingo, em CAMPINAS, o GUARANI decepcionou hoje diante do lanterna GOIÁS, no SERRA DOURADA, em GOIÂNIA. Sem repetir o mesmo futebol da rodada anterior, o time perdeu por 3 a 1. O GRÊMIO conseguiu deixar a zona de rebaixamento ao bater o ATLÉTICO – GO por 2 a 0, no OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE. No reencontro do FLUMINENSE com a vitória, o atacante WASHINGTON fez dois gols, o meia CONCA deu um show à parte e o técnico MURICY RAMALHO viu um time aguerrido, veloz e mais compacto, disposto a deixar para trás um jejum de quatro partidas sem vencer. O placar de 3 a 1 sobre o CEARÁ, na noite fria e chuvosa de hoje, no ENGENHÃO, poderia ter sido mais elástico, tal o volume de jogo do FLUMINENSE no primeiro tempo. O líder do CAMPEONATO BRASILEIRO foi avassalador e chegou aos 41 pontos. Para um time que precisa de confiança e autoestima, ficar sem vencer não é nada bom. Mas o empate por 1 a 1 que o PALMEIRAS conseguiu hoje em SALVADOR, contra o VITÓRIA, até pode ser comemorado pelo que mostrou em campo. 
Logo na primeira chance que teve, ROGER FEDERER aproveitou a chance de revanche contra seu algoz de ROLAND GARROS, ROBIN SODERLING – o sueco acabou com a seqüência de 24 semifinais de GRAND SLAM seguidas do suíço. O suíço reeditará a semifinal do ano passado contra NOVAK DJOKOVIC. O sérvio passou sem muitas dificuldades pelo acrobático GAEL MONFILS. A armada espanhola mostra sua força também no US OPEN. Depois de colocar seis tenistas entre os 16 melhores no GRAND SLAM americano, dois jogadores da ESPANHA fazem, pela primeira vez na história, um jogo de quartas de final em NOVA YORK. FERNANDO VERDASCO, oitavo do ranking mundial, vai desafiar o fenômeno RAFAEL NADAL, amanhã, na quadra central de FLUSHING MEADOWS. Não é só no critério beleza que CAROLINE WOZNIACKI fez sucesso no US OPEN. A cabeça de chave número 1 do torneio garantiu hoje vaga nas semifinais do último GRAND SLAM do ano. Bateu DOMINIKA CIBULKOVA. A dinamarquesa fará no dia 10 novo confronto  de musas, desta vez um pouco menos badalado do que com MARIA SHARAPOVA, diante de VERA ZVONAREVA. A russa, oitava do mundo, não teve muitas dificuldades para passar pela estoniana KAIA KANEPI. A outra finalista sairá do confronto entre KIM CLIJSTERS e VENUS WILLIAMS. A belga é a atual campeã do torneio. VENUS, a única esperança de titulo da torcida local.       
O genro de JOSÉ SERRA, o empresário ALEXANDRE BOURGEOIS, também teve seus dados fiscais violados na delegacia da Receita Federal em MAUÁ. O local é o mesmo onde foi quebrado o sigilo fiscal de quatro tucanos e de VERÔNICA SERRA, mulher de BOURGEOIS. O governo sabe do caso de BURGEOIS desde 24 de agosto, mas só nesta semana decidiu inclui-lo no processo administrativo que apura as demais quebras. Em nota, a Fazenda disse que só foram acessados dados “cadastrais” do genro de SERRA. Todos os acessos, inclusive os relativos a BOURGEOIS, partiram de um único computador, usado pela servidora ADEILDA FERREIRA DOS SANTOS. Esse fato reforça a suspeita de que as informações podem ter sido usadas com fins políticos – versão que a Receita Federal nega. O advogado de ADEILDA disse que ela só cumpria ordens e que desconhecia de quem eram os dados acessados.  

Faleceu VERA DIAS DE TOLEDO VICENTE DE AZEVEDO, aos 88 anos. Ao lado de outros pais de crianças com deficiência, ela e o marido fundaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em SÃO PAULO, em 1961. Numa época em que os deficientes sofriam com o preconceito da sociedade e eram escondidos em casa, VERA nunca privou o filho ANTÔNIO AUGUSTO de nada. Ensinou os outros dois filhos a conviverem igualmente com o irmão. Levava os três para passear, sempre com as mesmas roupas. Na APAE, começou como voluntária, foi diretora e, até os últimos dias, continuava como conselheira. A instituição foi a primeira a trazer para o BRASIL o teste do pezinho – hoje obrigatório.

Faleceu CALIL KAIRALLA FARHAT, aos 74 anos. Nasceu em novembro de 1935. Médico, torcedor apaixonado do CORINTHIANS, fã de canções antigas na voz de ELIZETH CARDOSO, e, sobretudo, um homem e profissional generoso. É dessa forma que o pediatra e professor CALIL costuma ser lembrado por quem o conhecia bem. Entre outros feitos, o médico coordenou a vacinação pioneira antipoliomielite em SÃO PAULO, em 1962. Durante o governo de CARVALHO PINTO e sob o comando de FAUZE CARLOS, na Secretaria da Saúde, foi determinado que a vacina desenvolvida por ALBERT SABIN, feita com vírus vivo, fosse utilizada contra a doença, em vez da vacina SALK, que utilizava vírus mortos. Na época, porém, o desconhecimento sobre a SABIN era enorme e muitos achavam que a presença do vírus vivo causaria a doença, em vez de curá-la. No entanto, tal resistência foi vencida, por meio da coragem e dedicação de profissionais como o médico CALIL. O resultado é que a vacina SABIN eliminou a pólio em quase todo o mundo. Filho de família pobre, natural de FERNANDO PRESTES, no interior do Estado, ele veio ainda jovem morar na capital, a fim de estudar. Aqui, se formou em 1959, pela Escola Paulista de Medicina, da UNIFESP, e passou a dedicar horas de estudo e esforços à saúde pública. Foi premiado pelo CENTER OF DISEASES CONTROL, dos ESTADOS UNIDOS, por seu trabalho sobre a vacinação de gestantes. Escreveu 174 artigos em periódicos no BRASIL e exterior, 150 capítulos de livros e mais de 20 obras.

VIVIAN FABRÍCIO, de 28 anos, religiosa do Sagrado Coração de Jesus de BAURU, a 343 km da capital, morreu na ARGENTINA, vítima de acidente de carro. VIVIAN seguia com mais três religiosas, quando o veículo em que viajavam saiu da pista e capotou. As outras mulheres ficaram feridas, mas sem risco de morrer. Natural de BAURU, onde sempre atuou em movimentos jovens e sociais de sua diocese, a jovem era missionária há dois anos na cidade Argentina de CAMPANA.

A sonda que perfura o túnel que será usado para resgatar os 33 mineiros chilenos presos há 34 dias em uma galeria a 688 metros de profundidade no norte do CHILE, já escavou 268 metros. Apesar do avanço rápido, o buraco aberto pela sonda tem apenas 25 centímetros de diâmetro. Assim que o equipamento vencer toda a distância até os mineiros, o orifício ainda terá de ser ampliado para 70 centímetros de diâmetro, o suficiente para içar os sobreviventes à superfície por meio de gaiolas metálicas individuais. A previsão das autoridades chilenas é a de que o trabalho seja concluído no máximo até o fim de novembro. Além da primeira sonda, que iniciou as escavações há nove dias na cidade de COPIAPÓ, outras duas brocas semelhantes estão fazendo o mesmo trabalho, a partir de pontos de entrada diferentes. A segunda das sondas já perfurou 141 metros e a terceira ainda está sendo montada sobre a mina.

O MÉXICO anunciou hoje que foram presos sete pistoleiros suspeitos de ter participado do massacre de 72 imigrantes, entre eles dois brasileiros, na localidade de SAN FERNANDO, no Estado de TAMAULIPAS, há duas semanas. O porta-voz do governo mexicano, ALEJANDRO POIRÉ, disse que quatro criminosos foram capturados no dias 3 de setembro, após tiroteio com fuzileiros navais, e outros três foram detidos “alguns dias depois”, sem detalhar quando. POIRÉ informou que todos os pistoleiros presos pertencem ao cartel LOS ZETAS, responsável pela chacina, mas não divulgou suas identidades. Segundo ele, a polícia ainda acredita que os 72 imigrantes morreram por ter se recusado a trabalhar para os narcotraficantes.

Grupos muçulmanos dos EUA pretendem realizar um protesto pacífico diante da igreja do pastor TERRY JONES, em GAINESVILLE (FLÓRIDA), no sábado, dia 11, quando ele promete queimar cerca de 200 cópias do ALCORÃO. A data, neste ano, coincide com o último dia do RAMADÃ, mês sagrado para os islâmicos. “Nós estaremos lá. A idéia é encará-lo e mostrar que existe uma alternativa. Também tentaremos mostrar ao resto do mundo islâmico que este pastor é uma figura marginal, não representando o pensamento americano”, disse COREY SAYLOR, porta-voz do Conselho de Relações Islâmico-Americanas (CAIR, na sigla em inglês), considerado o grupo mais representativo da população muçulmana dos EUA. Segundo ele, muitas vezes a imprensa ocidental mostra líderes marginais do islamismo atacando o judaísmo e o cristianismo como se fossem autoridades religiosas importantes. “Não podemos fazer o mesmo. Estamos trabalhando para que os muçulmanos ao redor do mundo entendam que este é um caso isolado”, disse SAYLOR, advertindo, porém, que existe uma “bolha islamofóbica” nos EUA. Citando o prefeito de NOVA YORK, MICHAEL BLOOMBERG, SAYLOR disse que episódios como o do pastor JONES e a oposição à construção do centro comunitário islâmico a dois quarteirões do MARCO ZERO onde estavam as TORRES GÊMEAS “possuem motivações políticas e devem se reduzir depois das eleições (parlamentares) de novembro”. Ele também elogiou as manifestações da secretária de Estado, HILARY CLINTON, e do comandante das forças americanas no AFEGANISTÃO, DAVID PETRAEUS, que condenaram a decisão do pastor na FLÓRIDA. Hoje, o embaixador do PAQUISTÃO, em WASHINGTON, HUSAIN HAQQANI, pediu que o empresário americano GLENN BECK – apresentador de programas de rádio e TV associados aos neoconservadores – liderasse uma campanha contra a difamação do ISLÃ para mostrar ao mundo que os americanos respeitam as outras religiões.           

IAN CAMERON, corretor de valores, nasceu em 12 de outubro de 1932 com uma deformação nas pernas. Mesmo assim, superou a deficiência e se tornou corretor de valores. Os ganhos com o trabalho foram suficientes para colocar o filho caçula para estudar em ETON, uma das melhores escolas particulares britânicas. Hoje primeiro-ministro do REINO UNIDO, DAVID CAMERON não teve tempo de apresentar ao pai sua nova filha, FLORENCE, que nasceu em 24 de agosto. IAN, de 77 anos, não resistiu a um infarto e morreu nesta quarta-feira, quando passava férias em uma cidade no sul da FRANÇA.  

2 011    :      -     QUINTA-FEIRA
Os jornais não dão as notícias que merecem as comemorações do DIA DA INDEPENDÊNCIA. Falta civismo ao povo brasileiro. Não se respeita como se deve a DIA DA PÁTRIA. Trabalho a manhã toda em minhas memórias.
Quando saio de casa, ao atingir a esquina da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO com a Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA reparo no prédio da esquina, cujas paredes já foram levantadas e que agora está sendo rebocado (começa pela parede que faz frente com a nossa rua). Fica apenas com dois andares essa construção.
No ponto de ônibus sinto as vistas embaralharem. Isso me causa um mal estar que quase faz com que retorne para casa. Durante a viagem vou me recuperando aos poucos. Mesmo assim não estou bem neste dia. Chego ao MMDC com bastante desânimo. Um dos grandes problemas que me atinge é o recálculo do RETP em nossos vencimentos. Isso faz com que o governo retire do meu ordenado cerca de mil reais. Não dá o necessário reajuste e agora procede de maneira errada para com milhares de policiais militares.
MARINEI conta-me que AMADO RÚBIO sofreu uma queda após o desfile de 7 de setembro. Ele foi ao banheiro e, quando já retornava para o local no palanque, não viu um degrau e caiu. Quebrou o úmero de um dos braços. Ligo para ele. Conta-me como aconteceu o incidente. Apesar de tudo, diz que apreciou muito ter participado do desfile e que ele e o PIRES foram aplaudidos ao passarem pelo palanque oficial.
Vou ao BANCO DO BRASIL. Preciso equilibrar meus vencimentos após a roubalheira do governo. Recebo o apoio de alguns conhecidos, como é o caso do PASSOS. Mas isso não resolve o meu problema.
CORONEL PM MENDES não vem ao MMDC, mas telefona. Não sabia da queda do AMADO RÚBIO. A bandeira da Sociedade está com ALEXANDRE CASTILHO. Fico sabendo disso após receber um telefonema seu. É que ele emprestou um jeep particular seu para que PIRES e RÚBIO pudessem desfilar. Com isso, a bandeira da Sociedade ficou no veículo e ele levou para sua casa.
Por volta das 16 horas, ainda não refeito do mal estar, regresso para casa. Mais tarde, a KÁTYA traz uma notícia alentadora. Foi examinada pelo médico mais uma vez e se constatou que o tumor está estagnado no intestino, não havendo outros tumores, que era a grande dúvida. Uma cirurgia resolverá o problema. Acontece que ainda deverá esperar duas semanas para que isso se realize. Tentará abreviar a cirurgia no A. C. CAMARGO. A KÁTYA está confiante na realização dessa operação.

O goleiro FELIPE, desafeto da torcida do CORINTHIANS por ter saído brigado do clube, bem que queria estragar a festa da FIEL, que lotou o PACAEMBU nesta noite. Mas o atacante LIEDSON não iria deixar que isso acontecesse, ainda mais em uma partida que valia a liderança do Campeonato Brasileiro. E contra o FLAMENGO ele fez dois gols e garantiu a virada por 2 a 1. O resultado devolveu ao time paulista a ponta do torneio, com 43 pontos, dois a mais que SÃO PAULO e VASCO. FELIPE entrou em campo sob muitas vaias e viu o CORINTHIANS começar a partida a todo vapor. Não deixava o FLAMENGO respirar, tocava a bola no meio e deixava o adversário atônito com tanta pressão. Mas o grande problema é que a maior posse de bola e o grande número de finalizações não se transformavam em gols. Logo no primeiro minuto, EMERSON pegou de primeira e mandou por cima do gol, levantando a FIEL. Com a vitória o TIMÃO credencia-se definitivamente ao título.  

O esquema de corrupção nos Transportes provocou um prejuízo de pelo menos 682 milhões de reais aos cofres públicos, segundo relatório de auditoria divulgado hoje pela Controladoria-Geral da União (CGU). O documento só faz recomendações, mas aponta 66 irregularidades em 17 contratos e licitações, cujos valores chegam a 5,1 bilhões de reais. A auditoria menciona indícios de conluio, precariedade dos projetos, preços excessivos, serviços não executados, adulteração em medições de obras, direcionamento em concorrência, entre outros problemas. A CGU cita comportamentos “permissivos” “omissivos” e “dolosos”. Houve prejuízo em obras de seis rodovias federais e irregularidades em outras duas.

A mesquita ao lado da sinagoga e da igreja católica, numa espécie de comboio alegórico que compunha o cenário do espetáculo. As canções em espanhol se misturando às em italiano, português e hebraico. A oliveira de papel, o violino klezmer, a bossa nova, o hino gospel. ROBERTO CARLOS acendeu a noite como se tivesse uma menorá gigante nas mãos na noite da quarta-feira, dia 7 de setembro, em seu primeiro show no ORIENTE MÉDIO, em JERUSALÉM. Vestiu-se todo de branco e ambicionou propor um pacto de não agressão – ou, mais que isso, um armistício definitivo entre os que o pudessem ouvir nessa região em que os garotos andam pelas ruas dia e noite com jeans e metralhadoras. Mas as cerca de 6 mil pessoas que foram ao SULTAN´S POOL de JERUSALÉM já eram convertidos, verdadeiros devotos do ‘REI’ ROBERTO CARLOS. Convertidos e devotos porque quase todo o público era de brasileiros – alguns vieram em pacotes turísticos, a maioria mora mesmo em ISRAEL ou na PALESTINA, e uniram-se em corais fabulosos de apoio, como na balada OUTRA VEZ. Se alguém não botava fé no show de ROBERTO no ORIENTE MÉDIO, se deu mal, porque como dizia o GILBERTO GIL, não costuma “faiá” esse negócio: “A força da fé nos ajuda a prosseguir”, anunciou o cantor. Mas nem tudo foram flores. “Meu inglês é meio cais do porto”, disse o cantor, antes de iniciar UNFORGETTABLE, sucesso de NAT KING COLE, que teve dancinha com a apresentadora GLÓRIA MARIA no meio. “Dançar com a Glorinha? Um privilégio”, brincou o músicoa. Foi, com CARUSO (sucesso de PAVAROTTI e ANDREA BOCELLI), um dos momentos menos empolgantes do show, e o REI demonstrou-se pouco convicto dessas interpretações.
ROBERTO foi saudado, durante sua passagem, pela religião e pela política, pelo rabino e pelo prefeito. “A cidade do REI DAVID saúda o BRASIL na sua independência”, disse o prefeito da cidade, NIR BARKAT, em mensagem no telão, antes do início do show. “Os convido para voltar no ano que vem”, afirmou BARKAT, o que sugere uma OPERAÇÃO ISREAL 2 de 2012.  

estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por CHICO SIQUEIRA, estadao.com.br, Atualizado: 8/9/2011 17:00
Adolescente atropela e mata menina de 14 anos, em SP
Um adolescente de 17 anos pegou um dos carros da concessionária onde trabalha e acabou atropelando e matando uma garota de 14 anos, na tarde da última quarta-feira, em uma avenida do centro de Araçatuba, no interior de São Paulo. A estudante Layla Thaís Genari Breda tentava atravessar a avenida Araçás, uma das principais da cidade, quando foi atropelada. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O adolescente alegou que usou o carro para ir almoçar e no percurso foi fechado por outro veículo que desviara da garota, que segundo ele, aparentava estar bêbada. Testemunhas, no entanto, disseram que o rapaz dirigia bem acima do limite de velocidade permitido no local(60 km/h) e não conseguiu desviar a tempo da menina, que tinha começado a atravessar a avenida. O pai da adolescente atropelada, José Eduardo Cruz Breda, disse que a filha voltava do almoço, na casa da avó. 'Minha filha nunca bebeu, essa versão é uma mentira', afirmou. Mesmo assim, a Polícia Civil recolheu amostras de sangue da menina. Os resultados devem sair em duas semanas. O rapaz está à disposição do Juizado da Infância e da Juventude. Os donos da concessionária disseram que o rapaz não tinha autorização para dirigir e teria pego o carro escondido, versão que deve ser checada pela Polícia Civil.
Paulistano de nascimento e gaúcho de coração, CARLOS ELMANO DE OLIVEIRA NETO foi advogado e professor antes de se tornar juiz. Ele falava quatro línguas, escreveu seis livros e teve quatro filhos: MURUY, WGUREY, MANARY e MARÍLIA. CARLOS amava a boa leitura e freqüentava seu sítio em JUQUITIBA, interior de SÃO PAULO, onde tinha plantações, criava animais e gostava de pescar. Ele adorava chimarrão. Um problema no coração o matou hoje. CARLOS será enterrado no Cemitério do REDENTOR, no bairro do SUMARÉ. Quem o homenageou foi o filho MURUY. Escreveu assim: “Ele tinha uma amante e não era secreta, a Justiça! Em prosa e verso libertou injustiçada. Com mão pesada sentenciou a canalhada. Seu nome está gravado por onde passou. E assim, no interior paulista, uma sala do júri seu nome levou. Ele adorava mesa farta e boa comida e, por ser assim, virou comendador do BIXIGA. Sob esse pseudônimo escrevia com vontade. Ele fazia críticas e elogios, sempre a verdade. Guerreiro, energético e justo.” O filho homenageou a mulher de ELMANO, ROSANA, que não é sua mãe. “Curiosidades? Tinha...De histórias de fantasmas e aventuras. Pescarias e sonhos mil. Seu maior desejo era ver a honestidade reinar no BRASIL. Poucas são as linhas para falar de meu pai. A saudade embarga minha voz, mas levantaremos o estandarte da lembrança. Para com sua pujança, continuarmos sua missão. Que só findará quando a Justiça, a honestidade e a igualdade reinarem em nosso BRASIL”. CARLOS morreu aos 60 anos, alguns meses antes de ser nomeado desembargador. Ele nasceu em março de 1951.  
O rio ITAJAÍ-AÇU invadiu ruas da cidade de BLUMENAU e as cidades do ALTO VALE catarinense estão em alerta. As defesas civis dos municípios apelam para que as famílias abandonem as casas. Se as chuvas continuarem nas próximas horas, o rio pode atingir um nível 12 metros fora do seu leito, ampliando a inundação e se tornando uma das maiores enchentes das últimas duas décadas no Estado. A Defesa Civil de ITAJÁI, no litoral de SANTA CATARINA, deu o alerta à população de que os estragos com a enchente poderão ser maiores que os registrados na catástrofe de 2008, quando mais de 130 pessoas morreram, a maioria atingida por deslizamento de terras. Segundo a Defesa Civil do Estado, cerca de 600 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas. Em RIO DO SUL, inundações e deslizamentos de terra em diversos bairros e no centro da cidade e a expectativa que o rio chegasse ao nível de até 12 metros acima do normal obrigaram o prefeito MILTON HOBUS a assinar o decreto de calamidade pública. A previsão era de que o rio chegasse a 14 metros às 5 horas do dia 9. Hoje universidades e escolas suspenderam as aulas. A maior preocupação das autoridades das 46 cidades é sobre a possibilidade de transbordo em barragens, principalmente na região do vale. Algumas tiveram suas comportas abertas, o que aumenta o volume de água nos rios. Uma das cidades em situação de emergência é BLUMENAU. Até o fim da tarde, pelo menos 122 ruas tiveram alagamentos e deslizamentos de terra em 16 bairros, além de queda de barreiras. O Rio ITAJAÍ, que corta a cidade, alcançou o nível de 11,5 metros acima do normal. A determinação das autoridades é para que a população abandone as residências situadas em áreas de risco, estoquem alimentos e água e procurem abrigos oferecidos pela prefeitura.   
11 de Setembro expôs radicalismo religioso. Há como revertê-lo?
Por Tom Heneghan
CAMBRIDGE, Grã-Bretanha (Reuters) - Quando Henry Kissinger publicou 'Diplomacia', seu estudo sobre relações internacionais, em 1994, ele não tinha nenhuma entrada no índice remissivo para os temas 'Islã' ou 'religião'. Dez anos depois, Madeleine Albright, que assim como Kissinger comandou o Departamento de Estado dos EUA, escreveu o seu próprio estudo sobre os temas mundiais: 'Os Poderosos e o Todo-Poderoso: Reflexões sobre a América, Deus e o Mundo.' Quase metade do livro tratava dos muçulmanos e do Islã. A comparação entre os dois livros mostra como o mundo mudou desde que 19 militantes muçulmanos lançaram quatro aviões sequestrados contra o World Trade Center, o Pentágono e um descampado da Pensilvânia, em 11 de setembro de 2001. Os atentados fizeram com que a religião voltasse à vida pública em muitos países ocidentais onde a fé havia sido relegada principalmente à esfera privada. 'O 11 de Setembro mostrou que a religião não pode mais ser ignorada', disse Scott Appleby, historiador da Universidade de Notre Dame, em Indiana, em um seminário sobre 'A religião depois do 11 de Setembro', na Universidade de Cambridge. 'Isso é um elemento crítico em muitos sistemas nacionais e em movimentos radicais e extremistas, mas também em movimentos voltados para os direitos humanos, construção da paz e sociedade civil', disse ele. Nos últimos dez anos, governos e pesquisadores na América do Norte e Europa têm recorrido à sociologia, à psicologia, à antropologia e a outras disciplinas para tentar entender e prevenir a violência com motivação religiosa. Os resultados são contraditórios. O papel exato da religião no radicalismo é incerto. A psicologia e as dinâmicas coletivas podem motivar os extremistas mais do que a fé. A 'Primavera Árabe' pode se tornar um contraponto democrático à ideologia jihadista da Al Qaeda. MIOPIA SECULAR: Durante décadas até o 11 de Setembro, políticos e analistas ocidentais exibiram aquilo que Appleby chamou de 'miopia secular', ignorando o papel da religião na política. Como a fé deveria ser algo privado, a maioria ignorava-a em suas análises. Isso ocorreu a despeito do surgimento de movimentos religiosos ultraconservadores ligados a várias religiões durante esses anos, muitas vezes com reflexos na sua ação política. O Irã, por exemplo, realizou uma revolução islâmica, e os afegãos travaram uma 'guerra santa' contra a União Soviética. Judeus se estabeleceram em territórios palestinos, a direita cristã dos EUA emergiu, e os hindus da Índia e os budistas do Sri Lanka adotaram políticas nacionalistas. Quando a Al Qaeda cometeu o 11 de Setembro, 'a reação inicial foi de que essas pessoas devem ser realmente fanáticos religiosos que passaram por uma lavagem cerebral', disse Scott Atran, antropólogo norte-americano que estuda conflitos religiosos no Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França. Embora o então presidente George W. Bush tenha declarado na época que o Islã é uma religião pacífica, as guerras subsequentes ao 11 de Setembro, no Afeganistão e no Iraque, e as medidas extraordinárias para a segurança interna fizeram com que, aos olhos de muitos muçulmanos, a 'guerra ao terror' fosse encarada como uma 'guerra ao Islã'. No entanto, ao longo da última década, cientistas sociais passaram a mudar o foco do 'islâmico' para o 'radical'. A fé pode levar ao extremismo, concluíram eles, mas os jovens envolvidos precisavam antes de mais nada estarem dispostos a uma radicalização. 'O propósito é grandioso, é uma luta do bem contra o mal, sendo que você está ao lado do bem', disse Russell Razzaque, psiquiatra britânico de origem bengalesa, que foi abordado sem sucesso por recrutadores islâmicos na sua faculdade de medicina em Londres, em 1989. 'Esses são jovens nesse estágio da vida que eles estão buscando ter um significado, amigos, glória e aventura', disse Atran. 'As ideologias radicais falam a essas necessidades.
O produtor e arranjador WARDELL QUEZERGUE, hitmaker do rhythm&blues em NEW ORLEANS desde a década de 1950, morreu hoje, aos 81 anos, nos EUA. Ele trabalhou com uma longa lista de artistas, que inclui DIXIE CUPS, PROFESSOR LONGHAIR, os NEVILLE BROTHERS e DOUTOR JOHN. Com o baterista SMOKEY JOHNSON, escreveu, em 1964, a canção IT AIN´T MY FAULT, música de NEW ORLEANS depois sampleada pela cantora MARIAH CAREY, pelo rapper SILKK THE SHOCKER e por outros. Nascido em uma família de músicos da cidade do Sul dos EUA em 1930, QUEZERGUE lançou, em 2009, o disco MUSIC FOR CHILDREN AGES 3 TO 103: THE ST. AGNES SESSIONS.  

2 012      :     -      SÁBADO
Depois de algumas bobagens cometidas por alguns associados do MMDC, empolgados com a chamada “fogueira das vaidades”, procuro esquecer tudo isso no recesso do meu lar, curtindo minhas memórias e me dedicando também à hemeroteca VENTURA, que está recebendo os livros escritos em maio de 2011. LUCINDA tosse muito, por causa da alergia ao pó, prejudicada por esse tempo seco que está fazendo em setembro, sem chuva. No entanto, sou surpreendido por um telefonema do SÍLVIO LUIZ DA ROCHA. Ele, vestido com uma farda idêntica aos revolucionários de 32 não pôde desfilar num dos dois jeeps que se encontravam à disposição do MMDC. Nosso comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, compareceu a várias reuniões no Exército e ficou combinado que ele, AMADO, em companhia de ALFREDO PIRES, desfilariam num dos jeeps e SILVIO e seu irmão no outro. Todos fardados de 32. SILVIO está magoado porque o combinado nas reuniões do Exército não foi realizado. Ele desfilou a pé junto ao contingente das FORÇAS DE PAZ DA ONU. Isso é algo que me aborrece neste sábado. Como ainda não sei de detalhes do que realmente aconteceu vou deixar para resolver mais essa encrenca na segunda-feira.
Não compreendo porque as pessoas cometem desatinos em ocasiões como esta. Já na semana passada tomei conhecimento de alguns deslizes de elementos que têm a responsabilidade de dignificar os fundamentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e criam problemas bobos para a administração. Percebo que a projeção das pessoas, em faixa própria, com o chamado tráfego de influência, usando o nome da Sociedade, complica as finalidades estatutárias do MMDC. Essas coisas não podem acontecer e deverei, nos próximos dias da semana que vem tomar certas atitudes para impedir males maiores para a Sociedade.   

Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 822321-1 Fernando Demétrio de Oliveira - 22º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.197/12 - Pr. 1.598.722/12). FERNANDO DEMÉTRIO DE OLIVEIRA nasceu em 11 de junho de 1964. Entrou para as fileiras da PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a capitão. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2006. Não tenho também a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL. É promovido a CORONEL no ato de sua passagem para a reserva. 

A cidade de SÃO PAULO teve a madrugada e o dia mais quente do inverno hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura registrada no MIRANTE DE SANTANA, zona norte da capital, foi de 17ºC e 31,8ºC respectivamente.

O prédio da BOATE KILT, que estava localizado na Rua NESTOR PESTANA com a PRAÇA ROOSEVELT, na região central de SÃO PAULO, começou a ser demolido hoje por agentes contratados pela Prefeitura. No local onde ficava a edificação semelhante a um castelo escocês será implantada uma rotatória, que fará parte de um projeto viário para a revitalização da área. A BOATE KILT funcionava no local há cerca de 40 anos. Na ação de desapropriação, o valor da indenização foi calculado de acordo com o que estabelece a legislação vigente para o tema. Os custos estimados de todas as intervenções na PRAÇA ROOSEVELT são de 22 milhões de reais.

Um incêndio de grandes proporções atingiu o centro de distribuição das CASAS PERNAMBUCANAS, na Avenida TAMBORÉ, em BARUERI. 18 equipes do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o fogo às 22:20 horas. Não havia informações sobre vítimas nem sobre o que teria provocado o incêndio. O galpão ocupa uma área de 7 mil metros quadrados e funciona como depósito de roupas e produtos da empresa.   

Queridíssimo coronel Ventura,
Que saudade ! Tudo bem com o senhor, dona Lucinda e a família ? Espero que sim.
Entre 26 e 31 de agosto, estive, a serviço , no Rio de Janeiro, e logo no primeiro dia útil que tive em São Paulo reiterei o contato que eu fizera antes da viagem com o gabinete do deputado Capez.
Minha pergunta básica para o assessor Marcus era a seguinte: qual o nosso contato na Imesp com quem poderíamos conversar ? Passados quase dez dias, ele não tinha despachado com o deputado ainda essa simples indagação. É o que a garotada de hoje chama de "enrolation"...
Mas como recruta bem obediente às ordens superiores, não desistirei...
Saudações e continências constitucionalistas,
Recruta Zezinho
PS: NO dia 18 de setembro, às 17 horas, inauguração da exposição Teatro Municipal" no Palácio da Justiça. Quem sabe o senhor possa dar uma passadinha lá. Seria uma alegria inclusive para o Poeta...

Mario Ventura celmario@gmail.com
19:01
para José
Meu estimado amigo JOSÉ D´AMICO
Farei o possível para comparecer no dia 18 no Palácio da Justiça.
É possível a presença de outros membros da Sociedade Veteranos de 32-MMDC?
Poderíamos mandar um convite pela internet? Você conseguiria o original?
Mas, meu caro Zezinho, estaremos reunidos no dia 15 próximo no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, às 15 horas. Trata-se de mais uma reunião da COFAM e o prosseguimento incansável da luta pela continuidade dos ideais de 32.
Temos conseguido grandes conquistas. O governador GERALDO ALCKMIN assinou a Lei nº 14.849, que permite o aumento da Pensão Especial dos 39 combatentes existentes e das pensionistas daqueles que já foram para o plano superior. Também estamos estendendo os braços da Sociedade para várias regiões do interior, somando em um ano 14 municípios, além daqueles que já tínhamos conquistado em etapas anteriores. É a EPOPEIA DE 32 sendo difundida para as gerações mais novas, principalmente com a criação da COFAM.
Sei que você já sabe de tudo isso, mas para mim é um prazer repisar todo o nosso esforço. Pena que pessoas não conhecem a história da Revolução de 32 e que a bíblia de 32 - CRUZES PAULISTAS - esteja no esquecimento por autoridades que têm a obrigação moral de nos ajudar (por isso são representantes do povo, ou não são?)
Aguardo você, para um abraço e jogarmos conversa fora (mas muito útil, como sempre foi) no próximo sábado. 

O CORINTHIANS é implacável com os líderes do Campeonato Brasileiro. Domingo passado derrotou o ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0. E hoje fez 3 a 1 no GRÊMIO, que dormiria na primeira posição se tivesse ganho. TITE consertou uma equipe que havia perdido quarta-feira para o então lanterna FIGUEIRENSE. É certo que voltaram ao time três jogadores importantes, em especial DANILO, mas o CORINTHIANS ainda continua desfigurado e desfalcado. A diferença de quarta para hoje foi uma pequena mas importante mudança tática que TITE adotou. Se ROMARINHO não sabe jogar como centroavante, é melhor usá-lo em outra função. O CORINTHIANS foi taticamente perfeito no primeiro tempo. Quando o GRÊMIO de LUXEMBURGO, KLEBER GLADIADOR e ZÉ ROBERTO percebeu a enrascada em que estava metido o placar já estaa em 2 a 0 e o jogo estava só começando: dez minutos. Foi quase um replay do que o CORINTHIANS havia feito contra o SÃO PAULO. A diferença é que no clássico o time fez só um gol durante o período de blitz. LEANDRO entrou aos 12 minutos e marcou seu gol aos 13 depois de receber ótimo passe de MARQUINHOS. Àquela altura o GRÊMIO empurrava o CORINTHIANS e buscava ao menos o empate. TITE também entrou em cena e trocou dois jogadores para o time tomar fôlego e prender a bola na frente. E o terceiro gol, já no fim do jogo, foi construído por reservas. ADÍLSON e GIOVANNI, que chutou de curva no ângulo esquerdo. Um golaço.
O FLAMENGO foi o adversário ideal para um time que precisava urgentemente dos três pontos na luta para se afastar da ameaça do rebaixamento. O CORITIBA tirou proveito dos muitos erros individuais e coletivos da equipe carioca e ganhou fácil por 3 a 0 nesta noite no COUTO PEREIRA. No outro jogo de hoje a PONTE PRETA sofreu para empatar por 2 a 2 com o FIGUEIRENSE em CAMPINAS. Abriu o placar logo aos oito minutos com GIANCARLO, mas levou a virada ainda no primeiro tempo – gols de ALOÍSIO e CAIO.

Em vez de hostilidade, carinho. A Seleção Brasileira chegou na madrugada de hoje ao RECIFE, onde fará um amistoso contra a CHINA na segunda-feira. No lugar das vaias recebidas horas antes no MORUMBI na vitória por 1 a 0 sobre a ÁFRICA DO SUL foi tratada com aplausos e gritos entusiasmados de apoio. NEYMAR, como ocorre rotineiramente, foi o mais assediado. Quando a delegação desembarcou, por volta das 4 horas cerca de 300 pessoas a esperavam no Aeroporto Internacional dos GUARARAPES. Várias meninas, com cartazes, tentaram um contato com NEYMAR, mas ele não parou para atendê-las. Na chegada ao hotel, no bairro de BOA VIAGEM, no entanto, o santista, apesar do cansaço, posou para fotos com alguns fãs. Na saída dos jogadores para exercícios numa academia próxima o ônibus foi cercado e houve até manifestações histéricas de algumas garotas que queriam chegar mais perto de NEYMAR. O amistoso de segunda-feira, dia 10, será utilizado como teste dos pernambucanos para a COPA DAS CONFEDERAÇÕES do próximo ano e para o MUNDIAL de 2014. A participação de PERNAMBUCO no evento-teste da COPA ainda depende de confirmação da FIFA, por causa da incerteza sobre a arena que está sendo construída na cidade de SÃO LOURENÇO DA MATA, região metropolitana do RECIFE, mas isso não impede que sejam feitos testes nos setores de transportes, serviços e saúde.

Pelo quinto ano seguido a final do torneio masculino do US OPEN terá de ser disputada segunda-feira por causa do mau tempo. A semifinal entre DAVID FERRER e NOVAK DJOKOVIC, que apontaria o adversário do britânico ANDY MURRAY, foi suspensa no primeiro set quanto o espanhol vencia por 5 a 2 e será reiniciada amanhã. A primeira semifinal foi jogada sob sol, é verdade, mas sob um vento muito forte. MURRAY, o vencedor, disse que nunca havia jogado em condições semelhantes. Mas falou isso com bom humor. BERDYCH, o perdedor, não gostou nada de ter sido obrigado a jogar em meio a um vendaval. Ele ganhou o primeiro set por 7/5, mas depois seu jogo despencou e MURRAY fechou os três seguintes em 6/2, 6/1 e 7/6.
A final entre o norte-americana SERENA WILLIAMS e a bielo-russa VIKTORIA AZARENKA foi adiada para amanhã às 17:30 horas por causa do mau tempo.

A McLAREN comprovou hoje que é o carro do momento. Seus dois pilotos dividem a primeira fila (LEWIS HAMILTON na pole e JENSON BUTTON em segundo) e têm grandes chances de levar o time à terceira vitória seguida – HAMILTON ganhou na HUNGRIA e BUTTON, na BÉLGICA. FERNANDO ALONSO, o líder do campeonato, vai largar em décimo. Para o piloto da FERRARI, dos males o menor. Seria bem pior para ele se a primeira fila fosse formada por SEBASTIAN VETTEL e MARK WEBBER, que estão bem mais próximos dele na classificação do que os ingleses da McLAREN (ALONSO tem 164 pontos, contra 140 de VETTEL, 132 de WEBBER, 117 de HAMILTON e 101 de BUTTON; RAIKKONEN, da LOTUS, tem 131. Os adversários que estão mais perto de ALONSO não vão largar muito bem. VETTEL sairá em quinto, RAIKKONEN em sétimo e WEBBER em 11º. Os dois primeiros ganharam uma posição no grid porque PAUL DI RESTA, da FORCE INDIA, perdeu cinco pontos porque a caixa de câmbio de seu carro foi trocada e caiu  de quarto para nono lugar. A boa surpresa do treino foi o desempenho de FELIPE MASSA que conseguiu o terceiro tempo. BRUNO SENNA sairá em 13º. Se os seus pneus suportarem o planejado sua corrida poderá ser boa. MICHAEL SCHUMACHER é o quarto colocado no GP DA ITÁLIA.          

FRANCISCO FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ foi o primeiro espanhol a entrar, no ano passado, na honrosa lista dos homens com mais de 110 anos, os supercentenários do mundo. Nascido em 24 de julho de 1901, QUICO, como era carinhosamente chamado pelos amigos e familiares, preferia comemorar o aniversário um dia depois, na famosa festa litúrgica de SÃO TIAGO APÓSTOLO. FRANCISCO viveu na época da Guerra Civil espanhola, testemunhou da ditadura de FRANCO, o processo de industrialização em seu país e a volta à democracia. Em sua longa vida, foi pastor de ovelhas, emigrou à ARGENTINA e depois voltou à sua terra natal, onde se dedicou à agricultura, entre outras atividades, em uma região arrasada há poucos dias pelo incêndio florestal mais grave da comunidade autônoma de CASTELA e LEÃO na última década. Ele gostava de contar histórias de sua juventude a quem o visitava, embora nem todas fossem de boas lembranças, como a de que em 1936 foi obrigado a enterrar corpos de vítimas da Guerra Civil em sua região. Ou como a de quando era criança e, enquanto pastoreava ovelhas, desorientou-se em meio à neve, passando mais de 24 horas perdido e, segundo contava, a ponto de morrer congelado. Objeto de um estudo da Escola de Medicina de HARVARD, nos ESTADOS UNIDOS, FRANCISCO dizia que não havia segredo para viver tanto tempo. Nos últimos anos, a velhice lhe deixou marcas. Ele já se locomovia com grande dificuldade e teve perda de audição. Mesmo assim, ele fazia questão de manter suas leituras em dia e tentava conversar com as pessoas que o visitavam. Sua casa era uma espécie de ponto de turismo na pequena cidade de PINILLA DE LA VALDERÍA, no norte da ESPANHA, onde vivia. Neste ano, FRANCISCO reuniu seus três filhos, sete netos, 14 bisnetos e uma tataraneta para celebrar os 111 anos de seu nascimento. Em sua última festa de aniversário, um de seus netos afirmou à Agência EFE que seu avô estava bem de saúde. Hoje, de forma repentina, ele morreu em sua casa.

O brasileiro MARCUS VINÍCIUS DE SOUZA SANTOS, artista plástico performático do ESPÍRITO SANTO, foi encontrado morto no início da semana passada em um quarto de hotel em ISTAMBUL, na TURQUIA. Ele estava fazendo uma viagem a trabalho pela EUROPA e ÁSIA. A família foi comunicada pelo consulado na última quinta-feira. De acordo com parentes, ele vinha sentido dores de cabeça e chegou a ser atendido em uma clínica no dia 31 de agosto. Após ser medicado, ele recebeu alta e voltou para o hotel. Esse foi o último dia em que teve contato com a família. Em entrevista ao jornal “GAZETA”, do ESPÍRITO SANTO, a irmã de MARCUS, ÉRIKA DE SOUZA SANTOS, de 30 anos, contou que inicialmente a volta do artista para o BRASIL estava prevista para o dia 10 de setembro. Mas ele demonstrou a intenção de antecipar o voo para o dia 4. “A desconfiança de que algo estava errado surgiu porque o retorno estava previsto para o dia 4 e foi passando os dias e ele não se manifestou”, contou. MARCUS VINICIUS se formou em Artes Visuais na Universidade Federal do ESPÍRITO SANTO. Nos últimos anos, cursava Arte Contemporânea Latinoamericana pela Facultad de Bellas Artes da Universidade Nacional de LA PLATA, na ARGENTINA. O corpo já está liberado e a família está resolvendo questões com funerárias para trazê-lo ao BRASIL. De acordo com a irmã, eles também aguardam o laudo para saber a causa da morte de MARCUS VINÍCIUS.

As equipes de resgate do sudoeste da CHINA passaram o sábado tentando alcançar as comunidades remotas atingidas por uma seqüência de terremotos que resultou na morte de pelo menos 89 pessoas e destruiu milhares de prédios. Tremores de magnitude 5,6 atingiram uma região pobre e montanhosa com pouca infraestrutura e dificuldade de comunicação ontem. Os tremores levaram ao corte de energia elétrica e provocaram deslizamentos de terra que bloquearam estradas, dificultando o resgate.

2 013     :   -     DOMINGO
Um misto de saudosas lembranças de 1963, com acontecimentos bem mais recentes, em 2013, nos separam de meio século em que tudo isso aconteceu. É que as leituras da páginas de minhas memórias, há 50 anos passados, trazem consigo muitas saudades. Muitos parentes meus já não pertencem mais a esse mundo, principalmente meus pais, meus tios e grandes amigos que fiz ao desenrolar de todo esse tempo. Aos 76 anos, a realidade é tudo isso, o passado e o presente reunidos e o tudo que já passou. O domingo é dedicado a essa situação, pois o tempo que tivemos na semana passada foi curto e agora preciso colocar tudo em ordem.

O TENENTE PM ROVINA, Presidente do Núcleo DARIO GUARITA, de ARAÇATUBA, manda o seguinte e-mail:
Caríssimo Comandante Ventura espero que nossa solenidade tenha sido de acordo com o esperado pela Sociedade, a noite durante a reunião no Rotary Club, vossas palavras foram alvo de intensos elogios pelos agraciados que compareceram no clube. Muitos policiais militares me procuraram depois, para saber mais a respeito da Sociedade e dos trabalhos que se acercam. Estou aguardando o retorno dos jornalistas que por lá estiveram, pois solicitei a eles a reportagem sobre a solenidade, que gerou grande repercussão na sociedade araçatubense. Certo de que muito ainda há que s fazer em nossa região, e ciente do compromisso firmado em angariar os parentes dos nossos veteranos para a COFAM, tenho certeza da missão cumprida, esperando do Sr, meu Comandante, o feedback para podermos melhorar ainda mais a atuação do Núcleo nesta cidade de Araçatuba e também na região. As críticas serão bem recebidas com todas certeza.
Um grande abraço,
Estimado ROVINA
Acabo de colocar em MINHAS MEMÓRIAS as imagens tiradas no CPI-10 e também no Restaurante onde almoçamos com os comandantes da região.
Foi uma cerimônia histórica. Não me lembro de termos entregado a Medalha CONSTITUCIONALISTA em ARAÇATUBA.
Um dos momentos mais comoventes da minha ida a ARAÇATUBA foi o encontro com o CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, o qual não via há mais de vinte anos.
Você está de parabéns pela propositura dessa solenidade.
   
ANA CRISTINA LAZZATI coloca no ar o blog do 2º núcleo de correspondência no ar, em JUNDIAÍ.
Caríssimo Presidente Mario Ventura,
Fico extremamente satisfeita em poder fazer parte desta confraria no que tange a disseminação cultural dos nossos Heróis Paulistas às novas e futuras gerações.
Como Presidenta da nova ordem, o 20º N.C. , procurarei atender às expectativas a mim destinadas, fazendo o que necessário for, para cultuar e divulgar a verdadeira missão da nossa confraria e dos Núcleos de Correspondência.
Agradeço-lhe muitíssimo pela confiança !!!
Saudações Constitucionalistas,
Comendadora Ana Cristina Lazzati

Em 8 de setembro de 2013 04:47, Jose Carlos escreveu:
Não posso, nem quero imaginar que as justas e corajosas críticas assim como a visão de uma ameaça totalitária no Brasil sejam entendidas, por quem quer que seja, como um exercício de recreação de quem passou no tempo e só agora começou a enxergar. Aquele que não luta por um Brasil melhor com as armas ao seu alcance, da liberdade de expressão ao tiro da canhão, onde a justiça seja melhor distribuída e a honradez seja atributo da personalidade, está predestinado ao patíbulo da covardia e da desonra. Gen Ex José Carlos Leite Filho.
REPASSANDO MENSAGEM DO GEN IMBUZEIRO!
SENHORES MILITARES, HOJE É SETE DE SETEMBRO!!!
Pode parecer recalque porém não é... ,trata-se mais de nojo , deste nojento governo vermelho.
Constantes e-mails, dão-me conta de que a “terrorista” pretenderia acabar com os Colégios Militares!!?!! Todos vocês também os recebem, porque os repassam... Assisto ao desfile do “DIA DA PÁTRIA,” na TV oficial do governo ! Eis que anunciaram o cântico do Hino da Independência, pelo coral do CMBSB! Entusiasmado, preparei-me! Uma neta fez parte dele! Tudo bem, desculpem se estou destilando veneno mas, estou mesmo! Se alguém viu o “CORAL DO CMB”, diga-me por favor, qual o uniforme que eles usavam; se cantaram bem, ou o que mais desejarem...Nenhuma imagem passou-me pelos olhos...! Se estiver errado, podem me enquadrar, mais antigos ou mais modernos; “inativos ativos ou ativos inativos”!!! Posso estar mordido ou sendo injusto ...É verdade, estou sob impacto emocional, ocasiões em que se faz muita bobagem! Se o estiver, até admito pedir desculpas e orar pelo sucesso do governo petralha mas, nada vi de coral. Por outro, lado vi alguns corruptos no palanque . Não os citarei, não merecem... Por que tanta indignação? Explico, uma de minha as netas, fez exame, passou e cursou sete anos de “CMB”! Ao final, SEM FAZER QUALQUER CURSINHO PASSOU, TAMBÉM, EM SETE VESTIBULARES, para três universidades federais e quatro particulares !!! Não escolheu a particular mais cara, porque nosso salário, “revanchisticamente”, é pífio! Tal neta, a das sete aprovações, escolheu a gratuita melhor do Brasil, aliás, como convém aos milicos. Que este seja meu lamento e a “MINHA PASSEATA PATRIÓTICA, DA ” PROMETIDA PELO POVO, MARCADA PARA HOJE E TEMIDA POR ESTE GOVERNO DE CORRUPTOS E DE ARMADORES DE ESQUEMAS. Infelizmente, meus “75” não mais permitem tais bravatas de sair às ruas ,como o fiz , há anos, na “passeata do luto”,  levando comigo meu cachorro Preto! Por outro lado, garantem-me, mediante “embargos infringentes”, aspirar por apenas uma “cana em domicílio”... À propósito, já que ainda, há veneno crotálico para destilar, passarei a um tema correlato e digno de nossas mágoas, sobre o qual nem os marechais poderão contestar-me: salário dos milicos ! Pela vez primeira, talvez ,crie constrangimentos para alguns amigos e mesmo amigos do peito, repito, sejam “ inativos ativos ou ativos inativos”! Estou perdendo a virgindade e poderei, até, virar “garoto de programa” mas, será que só sabemos dizer:_ AMÉM, SENHORA! Um garçom do Congresso, só para servir cafezinho ao “invalido genoíno” e “ao safado joão paulo,” tem salário maior que o meu, de quatro estrelas . É aceitável? Consta que (omito a fonte): cerca de metade dos 3º sargentos da ativa recebem , líquido, salário médio de r$ 1.350,00; pouco menos da metade dos capitães, da ativa, recebe, em média r$ 4.400,00 mensais Num contexto inflacionado, de mesmo nível de escolaridade dos militares? É aceitável ? Muitos dos atuais chefes passaram por meu comando, chefa ou direção, aos quais peço mil desculpas , já que, não os quero afrontar... No entanto, se é que os afronto, o faço constrangido. Uma vez, em uma roda de amigos, queixei-me de certa situação e ouvi, na TAMPA: - “O que que você fez para melhorar, quando esteve na Ativa?”  Calei-me perplexo! Doeu muito e segue doendo, embora tivesse corrido riscos durante a “Redentora”... Não estou pregando nova contra revolução, nem virada de mesa, nem indisciplina , nem insubordinação... Seria o último ato de minha vida disciplinada  e disciplinadora!!! Todavia, pensemos:- Por que não dizer , pelos menos uma vez: “ - CHEGA DE AMÉNS ,VÃO PARA O INFERNO MAS, ASSIM, NÃO PODE CONTINUAR” !!!! Quase encerrando, aí vai uma simples conta aritmética, sobre médicos cubanos, a mais recente armadilha do PT: SALÁRIOS: 10.000  X 6.000 = 60.000.000 ( MILHÕES), POR MÊS! Se a grana fosse para “os doutores”, nada a comentar!!! Porém, dizem que 70%, 42.000.000 (MILHÕES), POR MÊS, ou mais, seriam doações à ditadura do FIDEL. E quem sabe, se, não poderão, até, voltar para Campanhas Eleitorais do PT... ? Agora, realmente, encerrando, pois este texto já pode me levar a dois anos de “cana”. Aí vai um grande e comovente final, , ainda sobre a neta... Dia desses fui à sua casa, onde estudava, em seu poderoso computador, com uma colega mocinha, filha de um Sargento. Tal visita, me fez mal... A moça olhava para a “diabólica máquina informática”, deslumbrada, como eu olharia para uma FERRARI EM MINHA GARAGEM!!!  Foi muito pesado para meus 75 anos, que nada fizeram na Ativa...!!! E OS CAPITÃES COM QUATRO MIL OU OS SARGENTOS, COM MENOS DE MIL E QUINHENTOS MENSAIS ???  
“TÁ´” LEGAL ASSIM ??? ENTÃO, BOLA P`RA FRENTE! CALAR-ME-EI , NOVAMENTE, POIS , SEGUNDO, O “TAPA "QUE LEVEI, NADA FIZ DE ÚTIL, QUANDO COMANDAVA...
########### MEU ABRAÇO , CONSTRANGIDO, IMBU ###########

PAULO ANDRÉ jogando de centroavante, NÁUTICO tirando pontos de alguém fora de casa – havia ganho apenas três dos 24 disputados – RALF tomando cartão amarelo e sendo suspenso, ZIZAO no banco de reservas....Esta tarde estava bastante esquisita e não poderia terminar de forma mais estranha: com TITE sendo vaiado no PACAEMBU. A FIEL torcida, que não questionava tanto o treinador desde a eliminação precoce para o TOLIMA, na fase prévia da LIBERTADORES de 2011, não agüentou o 0 a 0 com o lanterna do BRASILEIRÃO. Dá-lhe vaias para o técnico campeão de tudo pelo clube. Uma coisa tem de ser ponderada, é verdade. O CORINTHIANS estava muito, mas muito desfalcado: PATO e GUERRERO estavam com suas seleções; EMERSON e DOUGLAS, suspensos; FÁBIO SANTOS, CÁSSIO, RENATO AUGUSTO e GUILHERME, lesionados. Mas isso não é desculpa. O NÁUTICO veio com o segundo pior aproveitamento da história do BRASILEIRO por pontos corridos:15,7% contra os 14,9% do AMÉRICA-RN de 2007. Fora de casa, o número era de 12,5%.

O CRUZEIRO já tinha o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro quando entrou hoje em campo, no MINEIRÃO, contra o FLAMENGO. Mesmo assim, a vitória por 1 a 0 teve importância histórica para o time mineiro. Com o resultado, a RAPOSA superou o aproveitamento de pontos obtido em 2003, ano em que conquistou seu último título nacional de forma arrasadora – sob a batuta de ALEX, hoje no CORITIBA.

O BOTAFOGO caminhava para um empate que era bom para suas pretensões, mas, diante das circunstâncias, aceitável. No entanto, aos 46 minutos do segundo tempo, um golaço de ELIAS garantiu mais um triunfo para o Alvinegro, que reassume a vice-liderança do BRASILEIRÃO. Com 36 pontos, o time carioca está a quatro do líder CRUZEIRO. Deixou para trás o GRÊMIO e o ATLÉTICO-PR. O FOGÃO saiu atrás no placar logo aos 3 minutos do primeiro tempo, com o gol de LINS. Só conseguiu empatar no início da segunda etapa e levou um sufoco do TIGRE. Porém, no último lance da partida, ELIAS aproveitou cruzamento de direita e acertou um lindo voleio: 2 a 1.

Não era o melhor momento possível para um reencontro com ALEX. O meia marcou a passagem pelo PALMEIRAS com um golaço contra ROGÉRIO CENI no RIO-SÃO PAULO de 2002. Um dos mais belos da história do MORUMBI. Hoje, o camisa 10, sozinho, jogou sal na ferida tricolor. Ele balançou a rede duas vezes e o CORITIBA venceu no COUTO PEREIRA por 2 a 0. O resultado manteve o time de PAULO AUTUORI mergulhado na zona de rebaixamento.

Terminar uma etapa da Fórmula 1 na quarta colocação é, geralmente, motivo mais do que suficiente para qualquer um dormir cheio de alegria. No caso de FELIPE MASSA, porém a felicidade pós-GP DA ITÁLIA, hoje, foi incompleta. Completando a prova exatamente na mesma posição da largada, em quarto, o brasileiro viu seu companheiro de equipe, FERNANDO ALONSO, ficar em segundo, atrás do vencedor SEBASTIAN VETTEL. E lamentou perder o terceiro lugar para MARK WEBBER por causa da equipe.
Com a vitória de hoje o alemão SEBASTIAN VETTEL disparou na liderança do MUNDIAL DE PILOTOS. Somando 222 pontos, ele subiu para 53 sua vantagem sobre o espanhol FERNANDO ALONSO, restando sete etapas para disputar. Com seis triunfos nesta temporada, o alemão já fez ALONSO ligar o sinal de alerta.

Em sua primeira final de duplas de um GRAND SLAM, BRUNO SOARES teve de se contentar com um vice-campeonato. O brasileiro levou azar duplamente hoje, no US OPEN, em NOVA YORK, nos ESTADOS UNIDOS. Primeiro, o parceiro do mineiro, ALEXANDER PEYA, viu sua atuação prejudicada por um incômodo na região lombar, que ele já sentia desde as semifinais do torneio. Segundo, porque os dois enfrentaram o indiano LEANDER PAES e o tcheco RADEK STEPANEK, que haviam eliminado os temidos irmãos americanos BOB e MIKE BRYAN.       

Milhares de pessoas se reuniram hoje na PRAIA DE COPACABANA para a 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, promovida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa no RIO. O babalaô IVANIR SANTOS, presidente da comissão, destacou que a caminhada cresceu em número de religiões representadas, e comemorou a adesão maior dos evangélicos ao movimento. Apesar disso, ele lamentou a ausência de líderes protestantes. “O desafio é avançar e convencer os segmentos evangélicos de que temos que estar todos juntos”. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, LUIZA BAIRROS, participou da caminhada e pediu aos líderes religiosos que apóiem o Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa.

Todos os 50 detidos durante a manifestação do 7 de Setembro em BRASÍLIA já foram liberados, segundo informou hoje a Secretaria de Segurança Pública do DISTRITO FEDERAL. Entre os detidos – principalmente por desacato ou depredação ao patrimônio público – estavam 15 menores. Nenhum policial se feriu em meio às ações. De acordo com a Secretaria da Saúde, apenas um atendimento foi feito pelo SAMU: o de um fotógrafo da Agência REUTERS que torceu o joelho ao cair em um buraco.

O fornecimento de energia elétrica na casa do cabeleireiro CLAUDINEI PEDROTTI JÚNIOR, de 39 anos, em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, havia sido interrompido. A geladeira estava vazia. O aluguel do imóvel, de 600 reais mensais, estava atrasado. E, desde sexta-feira, dia 6 de setembro, ele, a mulher e os dois filhos, de 7 e de 2 anos não foram mais vistos. Hoje, a polícia encontrou os quatro mortos no quarto. Na parede da cozinha, um adeus desiludido: “Desculpe, mas eu não consegui cuidar dos meus filhos. Deus me perdoe”. O delegado ANDREAS SCHIFFMANN, titular do Setor de Homicídios de CARAPICUÍBA, acredita que a frase, escrita com lápis colorido, tenha sido escrita pelo cabeleireiro enterrado em dívidas e vivendo constantemente em fuga (ele era procurado pela Justiça).
Apesar de ser homem de poucas palavras com a vizinhança, a rotina de CLAUDINEI era conhecida pelas famílias que ocupam os outros imóveis da Rua CIRO MONTEIRO, 1.568, no PARQUE MIRANTE DA MATA. “Ele costumava sair no ESCORT cinza às 8 horas com a família e retornava por volta das 20 horas”, disse uma vizinha do cabeleireiro. Na sexta-feira eles voltaram mais tarde. “Era meia-noite. Depois não os vimos mais. Sentimos forte cheiro na casa. E chamamos a polícia”, disse. Os policiais encontraram mortos CLAUDINEI, a mulher SUELEN CRISTINA DA SILVA, de 26 anos, o menino PEDRO HENRIQUE, de 7, e VITÓRIA, de 2.
A pequena VITÓRIA PEDROTTI tinha nas mãos uma bíblia. Ela e o irmão estavam no meio da cama do casal. SUELEN estava de um lado e CLAUDINEI, do outro. No quarto, havia recipiente com refrigerante e na cozinha, pratos com pouca comida. “Suspeito que CLAUDINEI tenha matado a família com algum tipo de veneno. Isso só a perícia vai poder nos dizer”, explicou o policial.
O delegado apreendeu calmante forte que estava na casa. “Pode ter sido usado, mas não acredito que o medicamento seja o responsável pela morte”, disse. Os corpos estavam se decompondo, porém, não apresentavam marcas visíveis de ferimentos. Segundo uma vizinha, SUELEN era evangélica e, na madrugada de quinta-feira, rezou muito alto e em prantos. “Chamou a atenção, porque não era comum”. A família estava ali havia sete meses e queria se mudar.

O porteiro GILMAR GONÇALVES ARAÚJO, de 45 anos, acusado de matar o namorado de 17 anos da filha, se suicidou na madrugada do sábado, dia 7, em SANTOS, litoral de SÃO PAULO. Segundo a polícia, o crime foi motivado por um desentendimento familiar. O porteiro teria tentado proteger a filha, de 15 anos, das ameaças do rapaz, que havia rompido o relacionamento com a garota. O adolescente teria procurado a menina em sua casa, com duas facas em punho, quando o pai da menina revidou. O garoto foi morto com cinco tiros, na noite de sexta-feira, em SÃO VICENTE. Para a família do adolescente, era ele quem não queria mais se relacionar com a menina e teria sido alvo de uma “cilada” do pai dela, que o teria atraído até sua casa. GILMAR se matou com um tiro. O corpo dele foi encontrado pelo irmão, que ouviu os disparos.     

O professor e jornalista FERNANDO JOSÉ MENDES VILAR COSTA trabalhou na área de edição na Rede GLOBO, TV CULTURA, REDE MANCHETE, TV GAZETA e TV BANDEIRANTES. Foi docente da Universidade METODISTA por mais de 25 anos. Na universidade, coordenou os estúdios de rádio e TV e foi editor chefe do telejornal. FERNANDO adorava música, tinha uma coleção de vinis e era palmeirense de ir aos estádios. O professor orgulhava-se de ter ajudado na formação de grandes profissionais do telejornalismo brasileiro. FERNANDO morreu hoje, dia 8 de setembro, aos 50 anos. Ele esteve internado por 27 dias no Hospital BOSQUE DA SAÚDE, em SÃO PAULO. Diversos professores, colegas de trabalho de FERNANDO e ex-alunos prestaram homenagens em blogs e redes sociais. “Meu amigo, qualquer coisa que eu escreva será pequena demais diante da sua importância para mim. Comigo levo a sua obstinação por uma matéria perfeita, uma edição impecável. Prometo sempre tentar ser melhor. Cada aula que eu der será em sua homenagem. Agradeço por tudo que você me ensinou. Que DEUS te receba de braços abertos”, postou a professora HEIRY VARGAS no FACEBOOK. FERNANDO VILLAR nasceu em outubro de 1962.


O presidente da SÍRIA, BASHAR AL-ASSAD, negou que estava por trás de um ataque de armas químicas em 21 de agosto e disse que não existem evidências concluídas. As declarações foram feitas hoje a CHARLIE BOSE, do programa “FACE THEN NATION”, da CBS. Na entrevista, que será exibida amanhã nos EUA, ASSAD sugeriu que haverá retaliação de aliados caso seu país sofra uma intervenção militar das potencias ocidentais. “Ele negou que soubesse que houve um ataque químico”, disse ROSE. Ele disse que não há evidências suficientes para chegar a um julgamento conclusivo. O ditador sírio também enviou uma mensagem ao povo americano de que “não será uma boa experiência para eles se envolverem nas guerras do ORIENTE MÉDIO e seus conflitos”.
Para tentar convencer o Congresso a apoiar uma intervenção militar à SÍRIA, a CASA BRANCA exibiu aos parlamentares vídeos com imagens de crianças e outras vítimas do ataque químico. Os ESTADOS UNIDOS acusam as tropas leais a ASSAD de usar substâncias proibidas contra a população nos arredores de DAMASCO, deixando mais de 1,4 mil mortos, incluindo 400 crianças. Segundo reportagem publicada hoje no “LOS ANGELES TIMES”, o PENTÁGONO planeja ataques com duração de três dias e mais fortes do que o inicialmente previsto contra a SÍRIA.

O PRÍNCIPE ANDREW disse que ficou “agradecido” com o pedido de desculpas da polícia, depois que seguranças do Palácio de BUCKINGHAM o confudiram com um invasor na quarta-feira (dia 4 de setembro). O DUQUE DE YORK, que é filho da rainha ELIZABETH 2ª, disse que a polícia tem um trabalho difícil e, às vezes, comete erros. O incidente ocorreu dois dias após um homem ter sido preso por suspeita de roubo no interior do palácio.     

2 014     :     -    SEGUNDA-FEIRA
Começa uma nova semana e, confesso que tenho certo desânimo em ir para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Certos indivíduos, que nada fazem pela organização, acham de criticar nossos trabalhos. Fazem isso maldosamente, não tendo escrúpulos em denegrir o MMDC. Naturalmente a grande maioria incentiva-me a continuar lutando pelos princípios que sigo há mais de 18 anos. A idade e problemas físicos ajudam meus inimigos. Hoje sinto-me com vontade de largar tudo.
Ainda em casa recebo um telefonema de dona ROSA, que cuida da filha do GENERAL VARANDAS, dona MARIA AMÉLIA, que sofreu uma dupla pneumonia e está se restabelecendo. Ela me convida, bem como ao WILLIAM MASCARENHAS, para um almoço no próximo sábado.
AMADO RÚBIO aguarda-me na Sociedade para elogiar o 7 de Setembro. Ele desfilou usando a farda de 1932. Foi o único. ALFREDO PIRES desistiu de comparecer no 7 de Setembro por causa de sua saúde. O mesmo aconteceu com WILLIAM MASCARENHAS. Conta que não viu ninguém da COFAM. Apenas cita a presença do ARISTIDES, que tirou mais de duzentas fotos da Parada Cívico Militar. Viu também o JORGE BAPTISTA DA CRUZ, a ORÍTIA ABREU SERAFIM, o GEORGE TRAJANO. Ele se sente feliz por poder desfilar em carro aberto, abrindo a parte militar. Diz que ao seu lado desfilou um maçônico de 98 anos e um integrante da FEB, com 94 anos de idade.
WILLIAM MASCARENHAS comparece nesta tarde no MMDC. Conta como foi o seu problema de saúde. Seu coração fibrilou, com algumas paradas e arritmia seguida. Ficou dois dias interando e o médico exigiu que ele fique em absoluto repouso por vinte dias.
MARINEI perde muito tempo com a contabilidade. ROGÉRIO manteve um contato telefônico e diz para ela o que é necessário fazer para que as contas batam. Mas exige uma série de medidas (nunca exigidas antes) para que tudo seja bem feito. Ele não compareceu na semana que passou para conversar comigo.
O CAPITÃO PM TERRON, atual presidente do Núcleo MMDC GRANDE ABC "COMBATENTES DE 32", está marcando um evento para o dia 5 de outubro. Telefona para a MARINEI para informar do que pretende fazer. Já estamos chegando à época das comemorações do 82º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932.
Acompanhado do WILLIAM, deixo a Sociedade por  volta das 16 horas. Passei uma tarde pensando em desistir da luta que venho conduzindo desde maio de 1996. Há malquerença de pobres indivíduos que tentam me prejudicar, e de maneira gratuita. Simples inveja? Dor de cotovelo? Não sei ainda o por quê disso tudo.   

Uma menina de 10 anos caiu do 20º andar de um prédio onde morava com os avós e  a irmã, ontem à noite, em PERDIZES. De acordo com o boletim de ocorrência ela teria se jogado. A garota tinha acabado de voltar de uma viagem de fim de semana com a família e estava no quarto estudando para provas escolares. Os vizinhos do primeiro andar do edifício foram os primeiros a notar a queda e, logo em seguida, acionaram o resgate médico. A Polícia Militar também foi chamada. Os avós da menina e a irmã mais velha assistiam TV na sala quando notaram a falta da criança. Ao perceber a ausência, os familiares comunicaram o porteiro, que notou a queda após ouvir um estrondo.
Segundo a polícia, a menina estava revendo as lições em uma escrivaninha, perto de uma janela que dava acesso à varanda da casa, de onde ela saltou. O espaço da casa estava há 15 dias sem tela de proteção devido a uma reforma na fachada do edifício.
Uma moradora do prédio que não quis se identificar disse que a menina e a irmã eram vistas na área de lazer de crianças. Mesmo assim, o contato com as meninas e seus familiares era escasso. O pai de um menino que mora com a mãe no mesmo prédio da tragédia, disse que estava assustado e foi pego de surpresa com a notícia.
"Vim ver como meu filho estava, porque a menina era vizinha do andar dele. Fiquei muito preocupado com a possibilidade de meu filho ter visto algo, mas ainda bem que ele não soube", afirmou.
Na lousa pregada no cômodo, a criança teria deixado uma espécie de bilhete de despedida, com os dizeres: "Estou cansada, não sou louca". A garota também era medicada com tranquilizantes - os motivos não foram revelados.
A menina tinha um bom relacionamento com a família, segundo a polícia, e não vivia em um ambiente com histórico de violência doméstica. Mesmo com a hipótese de suicídio, o caso está sendo investigado pelos agentes como morte suspeita. A investigação é do 91º Distrito Policial (CEASA), segundo a Secretaria de Segurança Pública.    

O Policial Civil MARCELO LEPISCOPO, de 38 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira, segundo a família, foi investigar o tráfico de drogas na comunidade conhecida como FAVELA DO GUARUJÁ, localizada no MORRO DA VILA BAIANA, no GUARUJÁ, no litoral. Conforme o irmão da vítima, MARCELO reside no GUARUJÁ e trabalha como investigador no Setor de Homicídios da 2ª Delegacia Seccional de DIADEMA, no ABD, região metropolitana. Ele teria sido designado a ir até a cidade litorânea para uma operação. "Meu irmão não voltou para casa. No sábado de manhã  já estávamos todos preocupados. Foi quando nos chegou a informação de que ele havia sido capturado por traficantes da favela", afirmou o representante comercial FÁBIO LEPISCOPO, de 33 anos.
Nesta manhã, FÁBIO procurou o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO desesperado, alegando que a burocracia da Polícia Civil impediu que as buscas para resgatar o irmão começassem com mais agilidade.
Como o investigador trabalha em DIADEMA, a delegacia de GUARUJÁ teria se recusado a entrar no caso, segundo FÁBIO. Os colegas de MARCELO queriam, sempre conforme relato do irmão, ir a campo, por conta própria, tentar o resgate do investigador. Mas precisariam de uma autorização para ir até o litoral investigar o caso. Desesperado com o impasse, FÁBIO acionou a Corregedoria da Polícia Civi. "Queria que eles liberasse o pessoal daqui (DIADEMA) a ir para lá", afirmou FÁBIO. Hoje à tarde, FÁBIO foi até o GUARUJÁ. Em novo contato com o jornal, ele afirmou que a Corregedoria estava reunida na Delegacia de Polícia de GUARUJÁ para apurar o motivo da suposta omissão das autoridades locais.  MARCELO diz que "chegou informação que ele está vivo, em cima do morro, muito machucado", afirmou. De acordo com o familiar, MARCELO foi visto pela última vez na RUA PARAGUAI. Ele se passava como usuário para investigar a rotina do tráfico no local.

O Policial Militar que matou o agente da Guarda Civil Municipal de ITAQUAQUECETUBA, na noite de sábado, passará por avaliação psicológica. Os dados foram confirmados pela SSP. O policial está afastado de suas funções externas e foi encaminhado ao Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar. A Corregedoria da corporação está acompanhando o caso. O crime aconteceu quando o GCM ROBERTO CARLOS RIBEIRO, de 35 anos, acompanhava, sem uniforme, a busca de um suspeito de assalto. Durante a operação, ele foi confundido com um dos ladrões pelo PM e baleado. Nenhum suspeito foi preso. O caso é investigado pela Polícia Civil de MOGI DAS CRUZES.   

Após denúncia de moradores da região central de SÃO PAULO, policiais militares da ROTA encontraram, nesta tarde,um depósito de objetos roubados, drogas e armas. O imóvel está localizado na região da SÉ, na RUA OSCAR CINTRA GORDINHO. Dois homens suspeitos de integrarem uma quadrilha que assalta e furta casas e estabelecimentos comerciais foram presos no local. Também foram apreendidas duas meninas menores de idade.
Na casa foram recolhidos pelas autoridades três tijolos de maconha, uma pistola, uma espingarda calibre 12, cinco revólveres e munições de vários calibres.
Os PMs encontraram ainda documentos, talões de cheque, 10 mil reais, um cofre arrombado além de cartões de débito e crédito. Ao G1, o TENENTE PM GUILHERME DE ALMEIDA GUEDES disse que o local devia ser um esconderijo. "Nós suspeitamos que seja uma quadrilha de roubo a residências e a comércios e que utilizam esse cômodo neste cortiço para esconder tantos as armas quanto os produtos de furto e roubo", disse o oficial.

O PALÁCIO DE BUCKINGHAM anunciou hoje que o príncipe britânico WILLIAM, neto da rainha ELIZABETH, e sua mulher, a duquesa de CAMBRIDGE, KATE MIDDLETON, esperam um segundo bebê. Não foram divulgados detalhes de quando o bebê nascerá. WILLIAM disse que ele e KATE estão muito entusiasmados  com a chegada do novo bebê, que será o quarto na linha de sucessão ao trono britânico. KATE, no entanto, está novamente sofrendo de severos enjoos matinais, afirmou sua assessoria.

A explosão de uma bomba no setor comercial de uma estação de Metrô no bairro LAS CONDES, em SANTIAGO, capital do CHILE, deixou oito pessoas feridas hoje. Ao menos duas estão em estado grave e foram submetidas à reanimação, enquanto outras sofreram amputação de extremidades e foram levadas a vários hospitais.
O incidente aconteceu pouco depois das 14 horas, na hora do almoço, quando um extintor cheio de pólvora explodiu dentro de uma lixeira, em uma lanchonete localizada no centro comercial da Estação ESCUELA MILITAR. O local foi isolado pela polícia. A imprensa local divulgou versões nas quais dois jovens foram vistos deixando uma bolsa no local onde ocorreria a explosão e, logo depois, indo embora em um veículo.
O porta-voz do governo chileno, ÁLVARO ELIZALDE, afirmou que foi "um ato terrorista" e advertiu que as autoridades vão usar a lei antiterrorismo. De acordo com uma nota oficial do governo, ELIZALDE considerou a explosão como um "feito atroz, que merece as sanções mais enérgicas da nossa legislação".
O ministro do Interior e Segurança Pública, RODRIGO PEÑALILLO, condenou o ocorrido e prometeu encontrar e punir os responsáveis. O ministro falou em invocar a lei antiterrorismo para levar os responsáveis à Justiça. A lei é utilizada para julgar pessoas que perpetuem o terror por meio de atos de violência.

A CASA BRANCA afirmou hoje que o presidente BARACK OBAMA quer que o Congresso coloque dinheiro em um fundo de combate ao terrorismo para treinar parceiros em outros países para enfrentar extremistas. OBAMA deverá anunciar na quarta-feira o plano americano de combate ao grupo radical ESTADO ISLÂMICO, no IRAQUE. Ele acredita ter atualmente a autoridade que precisa para lidar com a ameaça que o ESTADO ISLÂMICO representa aos cidadãos norte-americanos, afirmou o porta-voz da CASA BRANCA, JOSH EARNEST.

Cerca de 12 mil prisioneiros de guerra foram entregues à UCRÂNIA por separatistas pró-RÚSSIA. A atitude faz parte do acordo de cessar-fogo fechado entre as partes, disse o presidente ucraniano, PETRO POROSHENKO, hoje. Os dois lados devem trocar todos os seus prisioneiros de guerra. POROSHENKO fez o anúncio durante visita a MARIUPOL, cidade portuária alvo de uma ofensiva dos rebeldes na semana passada antes da entrada em vigor do cessar-fogo, na sexta-feira, dia 5 de setembro.


Depois de bater o suíço ROGER FEDERER na semifinal, o croata MARIN CILIC conquistou o título do US OPEN ao vencer o japonês KEI NISHIKORI por 3 sets a zero, todos vencidos por 6/3. Com o título, CILIC se tornou o segundo croata a conquistar um torneio de GRAND SLAM - na temporada 2001, GORAN IVANISEVIC ganhar o torneio de WIMBLEDON.