sábado, 4 de outubro de 2014

Paris, France -La Vie en Rose- HD

Midnight in Paris Woody Allen

IMAGENS DO DIA 1º DE OUTUBRO POR OCASIÃO DA ENTREGA DO COLAR DA VITÓRIA AOS JUÍZES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR.

01 DE OUTUBRO DE 2014
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR
ENTREGA DO COLAR DA VITÓRIA ALUSIVO AOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.


 CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, VICE-PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - JUIZ CORONEL PM AVIVALDI NOGUEIRA - CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA, PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC 0 JUIZ CORONEL PM CLÓVIS SANTINON - JUIZ SÍLVIO E O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR JUIZ ADIB CASSEB

 CORONEL PM MENDES, MARINEI CHALUB, JUIZ PRAZAC, CORONEL PM VENTURA, FERNANDO MORENO e JUIZ CORONEL PM CLÓVIS SANTINON











1º DE OUTUBRO DE 2014 - QUARTA-FEIRA

PRIMEIRO       DE       OUTUBRO       DE        2 014       -     QUARTA – F E I R A.
77 anos, 9 meses e 4 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
84º DIA DO 65º ANO
56 anos e 119 dias na PMESP
55 anos e 231 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 824 DIAS – 475 780 HORAS.
51 anos e 24 dias da DECLARAÇÃO A ASPIRANTE A OFICIAL.
26 anos e 202 dias no Posto de Coronel – 318 meses e 19 dias.
3 anos e 86 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
9 750 dias CORONEL - 22 anos e 292 dias na reserva .
10 307 248 232                           9 750 234 508                              10 051-241 968.

DIA DO VENDEDOR
DIA DO REPRESENTANTE COMERCIAL
DIA NACIONAL DOS VEREADORES
DIA DE SANTA TERESA DO MENINO JESUS

SANTA TERESINHA é uma das santas mais populares do mundo católico. Nasceu na FRANÇA em 1873. Menina ainda, começou a freqüentar como semi-interna as IRMÃS BENEDITINAS DE LISIEUX, onde passou nove anos. Era discreta e silenciosa. Durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, em 1897, com tuberculose, depois de passar por terríveis sofrimentos. Ficou no CARMELO DE LISIEUX até a sua morte. Foi declarada doutora da Igreja pelo PAPA JOÃO PAULO II. Seu itinerário espiritual é descrito em seu livro “HISTÓRIA DE UMA ALMA”. Como os grandes místicos, SANTA TEREZINHA passou por provações espirituais, principalmente nos últimos 12 meses de sua vida.

“CONHEÇO MUITOS QUE NÃO PUDERAM FAZER QUANDO DEVIAM, PORQUE NÃO QUISERAM, QUANDO PODIAM”
                                                         FRANÇOIS RABELAIS

“EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ NECESSÁRIO CASTIGAR OS HOMENS”                (PITÁGORAS DE SAMOS).

2325 a. ALEXANDRE, o GRANDE, vence a BATALHA DE GAUGAMELA, também conhecida como BATALHA DE ARBELAS, em 1º de outubro de 311 a. C. ALEXANDRE derrotou DARIO III, derrubando o imperador. A conquista abriu caminho para que ALEXANDRE submetesse as grandes cidades persas e controlasse o sul da ÁSIA.
237 a. TRATADO DE SANTO ILDEFONSO estabelece limite sul do BRASIL no arroio CHUÍ, em 1 º de outubro de 1777.
187 a. inaugurado no RIO DE JANEIRO o JORNAL DO COMÉRCIO, em 1º de outubro de 1827. É o segundo jornal mais antigo do BRASIL.
180 a. nasce ANTÔNIO LACERDA, em 1º de outubro de 1834. Foi bastante criticado ao criar e executar o projeto do então chamado elevador hidráulico da CONCEIÇÃO, em SALVADOR (BA). Nos 50 meses de sua construção, de outubro de 1869 a dezembro de 1873, a obra “foi, por muitos, considerada impossível de ser realizada, sendo o seu construtor muitas vezes sido levado ao ridículo”, como conta WALDIR FREITAS DE OLIVEIRA, da Universidade Federal da BAHIA, no livreto ANTÔNIO LACERDA(1834-1885)–REGISTROS E DOCUMENTOS SOBRE SUA VIDA E OBRA. Curiosamente, LACERDA nunca se formou em Engenharia, embora tenha estudado durante quase dois anos no Instituto Politécnico RENSSELAER, a escola de tecnologia mais antiga dos EUA. Somente após sua morte, em 1885, o elevador ganhou seu nome atual. Em 8 de novembro de 2001, a equipe do restaurador DOMINGO TELLECHEA entrou na PUPILEIRA, uma creche pertencente a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA, em SALVADOR. Entre as obras de arte espalhadas ao acaso pelas paredes e o chão do local, a equipe viu um quadro rasgado de um senhor de bigodes, parcialmente careca e de longas costeletas. “Não tinha idéia de quem era”, conta TELLECHEA. Alguns meses depois, a restauração ficou pronta, mas o mistério permaneceu até que em 6 de agosto de 2002, a equipe de TELLECHEA esbarrou casualmente numa publicação comemorando a restauração do ELEVADOR LACERDA, um dos cartões postais da cidade. “Vimos que a fotografia correspondia ao quadro. Aquele era o ANTÔNIO LACERDA, que projetou o elevador”, comenta TELLECHEA, responsável pela restauração de obras de mestre como JOAN MIRÓ, AMEDEO MODIGLIANI e PABLO PICASSO. A descoberta, surpreendentemente, ficou entre as quatro paredes da SANTA CASA e a obra continua a guardar alguns segredos. “Não sabemos quem a pintou. Somente que foi feito em 1875, em PARIS, por alguém com as iniciais Y.E.”, comenta JANE ALMA que também trabalha no PORTAL DA MISERICÓRDIA, nome oficial do projeto de restauração do edifício sede da SANTA CASA e do seu acervo documental e artístico-cultural. “O que sabemos é que ele foi encomendado pela SANTA CASA em 25 de maio de 1875. Inclusive, quem autorizou o pagamento do trabalho foi ninguém menos que RUY BARBOSA, que na época era tesoureiro da instituição”, afirma.
171 a. nasce o ALMIRANTE JOSÉ PEREIRA GUIMARÃES, em 1º de outubro de 1843, no RIO DE JANEIRO. Foi doutor em Medicina pela Faculdade da Corte, opositor de Ciências Cirúrgicas e professor catedrático de Anatomia. Atuou também como cirurgião de esquadra em operações na Campanha do PARAGUAI, chefe do Corpo de Saúde Naval no posto de CONTRA-ALMIRANTE, cirurgião do Hospital da Misericórdia da Beneficência Portuguesa e da Ordem Terceira de SÃO FRANCISCO DE PAULA; presidente da Sociedade de Medicina de LISBOA e da Academia Real de Ciências. Criou até uma mesa para intervenções cirúrgicas. Suas obras principais foram: HISTÓRIA DE ANATOMIA e TRATADO DE ANATOMIA DESCRITIVA, além de inúmeras teses, memórias médicas, artigos em revistas científicas do BRASIL e do exterior. Morreu em 21 de março de 1915.
158 a. MADAME BOVARY, romance de GUSTAVE FLAUBERT, é publicado em 1º de outubro de 1956. O livro, que levou cinco anos para ser concluído é considerado a primeira obra de literatura realista. Logo após FLAUBERT é processado pelo governo francês, que o acusa de imoralidade. O autor não é preso por pouco.
153 a. nasce FREDERICH REMINGTON, escultor e pintor norte-americano, em 1º de outubro de 1861.
145 a. criado na ARGENTINA o jornal LA PRENSA, em 1º de outubro de 1869.
135 a. do BIXIGA-BELA VISTA, em 1º de outubro de 1878.
117 a. das notícias publicadas no jornal DIÁRIO POPULAR, de 1º de outubro de 1897: os telegramas chegados de MONTE SANTO referem que continua o cerco (a CANUDOS), muito seguro. A igreja nova está quase derrubada, servindo contudo de ponto para garantir a jagunçada. Os soldados constatam todos a bravura dos jagunços, que se atiram contra as baionetas, sendo mortos a cutiladas de carabinas. Preferem a morte a renderem-se!
O chefe VILLA NOVA que se havia refugiado em CAYPAU está cercado por forças do governo. Em a casa que ocupou foram encontrados um canhão KRUPP, bombas explosivas, muita munição de guerra e armamento bom. Foi morto o jagunço NASCIMENTO, um dos chefes da guarda de honra incumbida de garantir ANTÔNIO CONSELHEIRO.
Afirmam dos despachos que a vitória está por momentos. É esperado aqui até o dia 20, vindo da BAHIA, o MARECHAL CARLOS MACHADO BITTENCOURT, ministro da Guerra.
O governo do JAPÃO exige dos ESTADOS UNIDOS uma indenização de cem mil dólares para os japoneses que em virtude do protetorado sobre as ILHAS HAWAI, estão ameaçados de expulsão por parte das autoridades daquela república anglo-americana.
Na República Uruguaia promete ser muito abundante a colheita das plantações de trigo. 
116 a. publicações do jornal DIÁRIO POPULAR em 1º de outubro de 1898: o doutor FREITAS GUIMARAES, 2º promotor público, oficiou ao senhor ANDRÉ AGUIAR, secretário da Faculdade de Direito, pedindo informações sobre indivíduos que exercem advocacia nesta capital e que estão apenas habilitados para o curso de notariado e diplomacia. Vá caminhando por tal estrada o doutor promotor, sem isenção de ânimo e denunciando todos, não esquecendo de passar a esponja em todos os – colegas.
Decididamente o correio de SÃO PAULO parece esforçar-se em dar freqüentes motivos para reclamações do público e da imprensa. Voltamos a profligar um novo abuso, mas desta vez um abuso criminoso, pois se trata do desaparecimento de um registro contendo um cheque bancário. Foi ele remetido de SANTOS para a estação de ANÁPOLIS a 15 de setembro. A carta não chegou às mãos do destinatário até hoje!
Tiveram grande concorrência de generais, oficiais de terra e mar e famílias, as missas hoje rezadas pelas almas dos mortos em CANUDOS.
Foram seqüestrados os bens do escritor EMILE ZOLA, constantes de móveis, livros e tudo quanto a Justiça encontrou em sua residência.
O GENERAL MARCANDE, por falta de víveres, está operando retirada em CRETA.
115 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR. Por ter sido domingo, no dia 1º de outubro de 1899, publicam-se destaques da edição anterior:
Por escritura pública lavrada anteontem no cartório do 5º Tabelião, os senhores FRANCISCO ANTÔNIO GUALCO e ANTÔNIO AUGUSTO DE SOUZA, transferiram a concessão de bondes elétricos e força e luz pela eletricidade à SÃO PAULO RAILWAY, LIGHT AND POWER COMPANY LIMITED. Ontem na secretaria geral da prefeitura, foi assinado o termo de transferência, pagando a adquirente a quantia de 6:140$00 de emolumentos.
O chefe de polícia, a pedido do Tenente Delegado de UBERABA, remete 394 fotógrafias de gatunos, batedores de carteiras, cáftens, ladrões narcotizadores e passadores do conto do vigário, que freqüentam a capital e interior do Estado.
SÃO PAULO NO BOLSO – é este o título de um livrinho de muita utilidade editado e que está sendo vendido pela Livraria ENDRIZZI, à Rua da BOA VISTA, contendo o itinerário de todas as linhas de bondes, preço das passagens, partidas e chegadas de todos os bondes e trens, às estações, situação dos edifícios públicos e nomenclatura alfabética das ruas da cidade.
Ultimamente, têm-se desenvolvido na cidade de BAGAGEM, Estado de MINAS, os serviços de mineração de diamantes, tendo sido extraídas diversas pedras desse precioso mineral, e quase todas tem saído do leito do rio que dá o nome àquela cidade.    
114 a. nasce o engenheiro e professor ARY FREDERICO TORRES, na cidade de PORTO ALEGRE, em 1º de outubro de 1900. Foi professor catedrático da Escola Politécnica da USP; membro da Academia Brasileira de Ciências; fundador e diretor do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SÃO PAULO); secretário de Viação e Obras Públicas do Estado de SÃO PAULO; presidente da Federação Brasileira de Engenharia, entre tantos outros cargos importantes. Morreu em SÃO PAULO no dia 9 de fevereiro de 1973.
114 a. nasce o GENERAL ARISTOTELES RIBEIRO, veterano de 32, em 1º de outubro de 1900. Participou do ESTADO-MAIOR da 2a. DIO, sob o comando do então CORONEL EUCLYDES FIGUEIREDO, no VALE DO PARAÍBA. Encerrada a revolução, foi exilado no PARAGUAI e, depois, na ARGENTINA. Foi comandante do Exército Constitucionalista (posto simbólico), de 9 de julho de 1979 a 9 de julho de 1980.
107 a. começa a funcionar em NOVA YORK o serviço de táxi, em 1º de outubro de 1907.
106 a. HENRY FORD, americano, lança o primeiro carro popular da história: um automóvel FORD modelo T, em 1º de outubro de 1908. O automóvel custava 850 dólares e vendeu mais de 10 mil unidades no primeiro ano. Durante seus 19 anos de existência, foram comercializados 15,5 milhões de Modelos T nos ESTADOS UNIDOS.
103 a. na noite de 30 de setembro de 1911, apresentou-se no Hospital da Misericórdia o italiano PASCHOAL AULIGINO, de 50 anos de idade, e que ali procurava tratamento, alegando ter vindo de BARRETOS, onde fora mordido há 45 dias por um cão atacado de hidrofogia. PASCHOAL, que apresenta sintomas de perturbação, devido ao seu estado, não foi ali recolhido, providenciando a policia para sua apresentação no INSTITUTO PASTEUR. (Publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 1º de outubro de 1911).
  93 a. do BAIRRO DO LIMÃO. Um sítio cheio de limoeiros, dez famílias, uma escolinha e uma capela. No século XIX, tudo era o que hoje chamamos de bairro do LIMÃO. Tratava-se de um local praticamente desabitado – apenas uma opção de lazer para quem morava no centro da cidade e queria tomar uma boa garapa ou comprar limão (é claro). Foi fundado no dia 1º de outubro de 1921. 
  91 a. nasce WÁLTER MATTHAU, ator norte-americano, em 1º de outubro de 1923.
  90 a. nasce JAMES CARTER, ex-presidente norte-americano, no dia 1º de outubro de 1924.
  86 a. entra em vigor o primeiro plano Qüinqüenal da UNIÃO SOVIÉTICA, em 1º de outubro de 1928, com a coletivização da agricultura e prioridade para a indústria pesada.
  79 a. nasce JULIE ANDREWS, atriz e cantora norte-americana, em 1º de outubro de 1935.
  78 a. GENERAL FRANCISCO FRANCO, líder do levante que deu início à GUERRA CIVIL ESPANHOLA, estabelece o Estado da ESPANHA, em 1º de outubro de 1936.
  77 a. GETÚLIO VARGAS pede ao Congresso que decrete estado de guerra, em 1º de outubro de 1937. A pedido das Forças Armadas, a Câmara Federal, liderada pela bancada de MINAS, aprova em caráter de urgência o Estado de Guerra e a suspensão das garantias constitucionais por São Paulo. O PLANO COHEN (corruptela de BELA KHUN), que toma o nome do suposto autor do documento, deu a GETÚLIO a arma para chamar de volta os vacilantes e aqueles que se apavoravam contra o comunismo. O PLANO COHEN era um falso documento criado pelo então capitão OLÍMPIO MOURAO FILHO, relatando um plano comunista para subversão da ordem. Baseando-se neste documento o GENERAL EURICO GASPAR DUTRA denunciaria nova trama comunista no dia 30 de outubro.
  76 a. ocupação do território dos SUDETOS pelo Exército Alemão, em 1º de outubro de 1938.
  75 a. tropas alemãs ocupam VARSÓVIA e tomam a última base militar polonesa, em 1º de outubro de 1939.
  74 a. da chacina cometida pelo carpinteiro SIMÃO LUGETSKI. Na madrugada do domingo, dia 1º de outubro de 1940, LUGETSKI matou com golpes de punhal a mulher BÁRBARA MELACHOS LUGETSKI, de 38 anos, e os filhos: RAUL, ROMILDA e RUTH, com 13,12 e 11 anos, respectivamente. Eles moravam havia cinco meses numa habitação coletiva no TATUAPÉ, zona leste de SÃO PAULO. Cerca de 4 horas daquele dia, LUIZ LOCKMANN, morador do quarto contíguo ao ocupado por LUGETSKI foi acordado com pancadas na porta. Era ROMILDA pedindo que ele salvasse sua mãe, pois seu pai pretendia matá-la. LOCKMANN não interveio, ROMILDA voltou para a casa e lá foi morta junto com o resto da família. Na madrugada do dia 4 de outubro de 1940, LUGETSKI foi visto pelos vizinhos caminhando em direção ao bairro da PENHA. O assassino nunca foi preso. Na época, alguns acreditavam que, como ele havia tomado o rumo sentido RIO TIETÊ, o carpinteiro pudesse ter se jogado nas águas e morrido afogado. O cadáver, no entanto, nunca foi encontrado.
  73 a. nasce o conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA. O filho do Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, veterano de 1932, nasceu no dia 1º de outubro de 1941. No dia 28 de setembro de 2006, ele inaugurou o quadro de seu pai, que foi presidente da Diretoria Executiva no período de. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA faleceu em 25 de julho de 2006 (nasceu em 16 de janeiro de 1915). FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA afastou-se da Sociedade após a morte de seu pai, alegando sobrecarga de trabalho. Viaja muito. 
  72 a. nasce o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO SPROCATTI em 1º de outubro de 1942.  Falece em 8 de julho de 1992, num acidente de carro.
  70 a. do massacre no sul de BOLONHA por policiais das SS em meio ao avanço das tropas anglo-americanas na ITÁLIA. Entre 1º e 3 de outubro de 1944, 1.830 homens, mulheres e crianças foram massacradas nesse local.
  68 a. do encerramento do PROCESSO DE NUREMBERG, iniciado em 20 de novembro de 1945 e terminado em 1º de outubro de 1946. As condenações à morte foram para GOERING, KEITEL, RIBBENTROP, KALTENBRUNNER, JODL, FRANK, STREICHER, SEYSS-INQUART, SAUCKEL, ROSENBERG e FRICK. Um dos criminosos da 2ª GRANDE GUERRA, MARIN BORMANN, foi condenado à morte “in absentia”. SCHACHT, PAPEN e FRITSCH foram declarados inocentes. Para RUDOLF HESS, RAEDER e FUNK, a prisão perpétua. SPEER e SCHIRACH foram condenados a vinte anos de cativeiro. Terminava a 407ª e última audiência do processo internacional de NUREMBERG. Duas semanas depois, na noite de 15 para 16 de outubro, uma sentinela americana que passava diante da cela de HERMANN GOERING ouviu ruídos roucos de respiração. Sob a cama rolou um tubinho de latão contendo cianureto. Quando chegou o CORONEL ANDRUS, chefe do serviço de segurança da prisão, GOERING estava morto. Algumas horas depois, uma maca transportou o enorme corpo para uma pequena sala de ginástica do palácio da Justiça onde, embaixo de três estrados pretos presos a 11 travessões, estavam alinhados dez outros corpos justiçados, com as cordas cortadas e os pescoços metidos em um sinistro nó. Eram duas horas da manhã em NUREMBERG. Os nazistas acabavam de pagar os horrendos crimes cometidos. O III REICH estava definivamente morto.
  65 a. da REVOLUÇÃO CHINESA. MAO TSE-TUNG anunciava a criação da REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, em 1º de outubro de 1949. A CHINA era transformada num país comunista.
  62 a. nasce VLADIMIR PUTIN, presidente da RÚSSIA, em 1º de outubro de 1952.
  60 a. falece DIÓGENES AUGUSTO RIBEIRO DE LIMA, em primeiro de outubro de 1954. Nasceu em 12 de abril de 1896. Ao anotar o seu nascimento, redigi uma pequena biografia sobre RIBEIRO DE LIMA.
  58 a. da instalação da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC na Galeria PRESTES MAIA, por força da ordem interna nº 3.812 do então prefeito TOLEDO PIZZA, a título precário e sem obrigações de aluguel, no dia 1º de outubro de 1956.
  56 a. da inauguração da NASA, a agência espacial dos ESTADOS UNIDOS. Foi criada em 1º de outubro de 1958.
  54 a. NIGÉRIA, colônia britânica, proclama a independência em 1º de outubro de 1960.
  52 a. da fundação da ANISTIA INTERNACIONAL, em LONDRES, pelo advogado PETER BENENSON, no dia 1º de outubro de 1962. Tem como objetivo defender prisioneiros políticos ou quaisquer pessoas perseguidas por motivos ideológicos, religiosos ou raciais. A entidade ganhou o PRÊMIO NOBEL DA PAZ de 1977. No BRASIL, a seção brasileira da Anistia Internacional foi fundada em 1985, rua VICENTE LEPORACE.
  51 a. das anotações feitas em 1º de outubro de 1963 (terça-feira), ANO 14º - MÊS 3º - DIA 84º - 5 ANOS E 119 DIAS NA FORÇA PUBLICA – 25º DIA COMO ASPIRANTE – 12º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Estou iniciando o mês de outubro que promete muita coisa em seus trinta e um dias: eleições e novas greves virão por aí.
O BATALHÃO DE GUARDAS apresenta-me um dia cheio porque estou respondendo pela Secretaria. O 2º TENENTE HIGINO está com dois dias de dispensa: 2ª e 3ª feiras. Nesses dois dias sou o secretário do BG. Muita coisa tinha que fazer e principalmente tratar das férias que o 2º TENENTE ROCCO vem pedindo e o conserto do PRBG do qual o TENENTE PASIN é o encarregado. Como S2 do Comandante, estou ligado ao comando e aos oficiais do Batalhão, e é uma função de grande responsabilidade.
O BG joga foot-nucci com o 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”. Daquele batalhão vieram os aspirantes DALMIRO GOMES, RÉGIS, ALUÍZIO, PAZELLI e LUÍS ANTÔNIO. Pelo BG jogaram os tenentes MÁRIO, FERNANDES, PLINIO, FLÁVIO, ROCCO e o CAPITÃO HÉLIO. Nosso goleiro, TENENTE MARIO, afundou o time, que perdeu por 7 a 5. 
Recebi hoje um Termo de Exame de Material Inservível para ser confeccionado e às 15 horas tenho de representar o BG no 2º BP, por ocasião da Assunção de Comando do TENENTE-CORONEL JOSÉ EMERY CARNEIRO. Até quase 14 horas estive no Batalhão, esperando que saísse o ordenado de setembro, coisa que não aconteceu. Vou até o PANELLI para mandar fazer a barreta da Medalha do Centro Acadêmico XV DE DEZEMBRO e, em seguida, rumo para o 2º BP, onde chego às 15 horas.
Ali encontro os cabeças da FORÇA PÚBLICA: um coronel representando o Comando Geral, alguns tenentes-coronéis, muitos majores, capitães e tenentes. Os mais humildes eram os aspirantes: ROCHA e RÉGIS (o primeiro representando o Regimento “9 de Julho” e o segundo o 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”). Entre os tenentes conhecidos estavam: VARGAS FILHO, ANGELIM, RISSI, RALPH ROSÁRIO SOLIMEO, SOPHIA, CANUTO, EDSON TENÓRIO DOS SANTOS, GONÇALVES e outros. Tínhamos muitos outros oficiais conhecidos: CAPITÃO BOSON, CAPITÃO ALCIONE e outros.
O MAJOR ODUVALDO DE LIMA passa o Comando do 2º BP ao TENENTE-CORONEL JOSÉ EMERY CARNEIRO. Em seguida, é oferecido um coquetel às pessoas presentes.
Eram pouco mais de 16 horas quando deixo o 2º BP com o 1º TENENTE EDSON TENÓRIO DOS SANTOS, que estava de carro.
Em meu lar, procuro descansar até o momento de rumar para o Grupo Escolar MAJOR MARCELINO, onde dou sabatina de aritmética para os soldados VIEIRO, PHILENO, ALADIR e EVERALDO. Tivemos hoje seis faltosos na aula.  
Assisti alguns programas de televisão, tendo deitado tarde.
  50 a. dos apontamentos realizados no dia 1º de outubro de 1964 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 3º - DIA 84º - 6 anos e 119 dias na FORÇA PÚBLICA - 131 dias como 2º TENENTE - 2 anos e 11 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Responde pelo Comando do BATALHÃO DE GUARDAS o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA nessas duas datas (1º e 2 de outubro). COMANDANTE NÓBREGA está com dois dias de dispensa do serviço, para gozá-los em SANTOS. O CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, em consequência, responde pelo SubComando. O 1º TENENTE ALCIDES MORALLES substitui o CAPITÃO JAIR no Comando da 1ª Companhia. O 1º TENENTE OSWALDO DE SORDI entra no dia 1º de outubro em gozo de dois meses de licença-prêmio, e, tendo em vista que o CAPITÃO EDUARDO SOPHIA ainda continua servindo no Tribunal de Justiça Militar, o 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA responde pelo Comando da 2ª Companhia. No dia 2 de outubro o CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO esteve de permanência no Quartel General e, por causa disso, respondi pelo Comando da Companhia de Comando e pela Ajudância do Batalhão.
O filho do CABO FREITAS, SEVERINO, começou a estudar comigo no dia 30 de setembro. Seu pai pagou-me 20 mil reais para que eu lhe ensine.
A semana termina com muito serviço na quinta-feira. Fica pronta a documentação do TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA, com referência à sua passagem para a reserva. Parece-me que o Comandante está mesmo com as malas prontas e, segundo conversas, o novo Comandante do BG talvez venha a ser o TENENTE-CORONEL MERCADANTE, que atualmente comanda o 5º BP (TAUBATÉ).
  50 a. da visita da rainha ISABEL II ao CANADÁ, em 1º de outubro de 1964. Ocorrem violentas manifestações de repúdio à visita.
  49 a. PAPA PAULO VI é o primeiro papa a visitar os ESTADOS UNIDOS, em 1º de outubro de 1965.
  37 a. da despedida de PELÉ do futebol, no GIANTS STADIUM em NOVA YORK, no jogo COSMOS 2 e SANTOS 1, em 1º de outubro de 1977. Na oportunidade, PELÉ recebeu várias homenagens e fez o último gol de sua  carreira, ao empatar o jogo para o COSMOS, na cobrança de uma falta.
  35 a. de minhas anotações em 1º de outubro de 1979: nosso Comandante, CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, enfrenta outro problema com parentes. Desta feita foi um acidente de carro, no último sábado, dia 29 de setembro, envolvendo quatro pessoas: um cunhado e sua esposa e dois primos. A mulher está no Hospital das Clínicas em estado grave. O TENENTE PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES também enfrenta situação de doença com familiares. Falece o genitor do SUBTENENTE PM LUPION. O problema do expediente para a administração do Choque. Mantenho contato com o MAJOR PM OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, no CPC. Os oficiais do CPChq trocam idéias sobre essa situação irregular pela qual passa o BRASIL: chegada de líderes comunistas. O MAJOR PM WÁLTER CRISCIBENE está preparando a solenidade da entrega da Medalha BRIGADEIRO TOBIAS. São feitos contatos com o MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA e MAJOR GIMENEZ, no CPTran (policiamento de trânsito) para a data da entrega da medalha. Termina a visita do PAPA JOÃO PAULO II à IRLANDA. O PAPA já chegou em BOSTON - EUA – onde ficará sete dias. EMENDA LOBÃO no Congresso: eleições diretas para governadores de Estados. PANAMÁ recupera a Zona do CANAL DE SUEZ. Leio “SAGARANA”, de JOÃO GUIMARÃES ROSA. A VOLTA DO MARIDO PRÓDIGO OU NOTAS BIOGRÁFICAS DE LALINO SALÃTHIEL SARAPALHA.
  33 a. do filme PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO, do diretor HECTOR BABENCO. A estréia nos cinemas de SÃO PAULO foi no dia 1º de outubro de 1981.
  32 a. HELMUT KOHL sucede o social-democrata HELMUT SCHMIDT no governo da ALEMANHA ORIENTAL, em 1º de outubro de 1982. Na edição do JORNAL DA TARDE, o destaque era para os mais de 300 produtos que haviam tido sua importação vetada por órgãos públicos brasileiros. Nas estradas e ruas da capital, o risco de atropelamento havia crescido consideravelmente ao longo do ano e preocupava as autoridades. Além disso, havia a cobertura da inauguração do parque EPCOT da DISNEY nos ESTADOS UNIDOS.     
  30 a. nasce o AMAURI, filho do Senhor ANTÔNIO PAIXÃO no dia 1º de outubro de 1984.
  29 a. morrem 50 pessoas e outras cem ficam feridas em ataque aéreo israelense, contra um quartel-general da OLP, em TÚNEZ, no dia 1º de outubro de 1985.
  27 a. de minhas anotações em 1º de outubro de 1987: os jornais de hoje publicam a irradiação nuclear de uma peça encontrada em um ferro-velho de GOIÂNIA, contaminando sessenta pessoas.
Nesta quinta-feira os oficiais alunos do CSP-87 vão assistir, pela manhã, quatro aulas com o TENENTE-CORONEL PM CALDEIRA. São aulas de PM3 e versam sobre o Custo na Organização Policial. É lógico que seja abordado o Projeto Radiopatrulhamento Padrão, finalidade precípua do Processo Decisório. No total são 180 aulas do Processo Decisório cuja metade alcançamos hoje.
Na tarde são quatro aulas de PM4 dadas pelo TENENTE-CORONEL PM CARLINI. Continuamos dissecando a Logística Policial, explodindo o sistema. Vemos muitos erros na atual organização Muita coisa precisa ser feita. Conseguimos o adiamento da entrega do trabalho “Perfil do Orçamento-Programa” que o TENENTE-CORONEL PM SAMPAIO queria para dia 7 de outubro. Será entregue no dia 14.
Em casa, LUCINDA conta-me que o JOÃO GOMES, meu afilhado, encerrou o seu namoro com nossa vizinha LUCILA. Divorciado e pai de um filho, ele como soldado não tem condições financeiras para um novo casamento.
A AUTOLATINA – fusão das fábricas Volskwagen e Ford – suspendeu hoje, por tempo indeterminado, as vendas de carros, inconformada com o aumento de 10,84%. Estocará os carros produzidos até o limite, podendo depois parar as linhas de produção.
O acidente com material radioativo em GOIANIA é o pior da história depois de CHERNOBYL, garante o diretor de Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O acidente ocorreu no fim da semana passada. O equipamento médico contendo CÉSIO-137 foi abandonado e vendido a um ferro-velho  
  26 a. GORBACHEV é eleito por unanimidade chefe do Estado soviético, em 1º de outubro de 1988.
  26 a. da ESTAÇÃO CORINTHIANS-ITAQUERA, do METRÔ. Foi inaugurada em 1º de outubro de 1988.
  25 a. do acidente numa piscina, envolvendo o Cel. JOÃO ROSA, no dia 1º de outubro de 1989. O JOÃO ROSA saltou numa piscina que estava com pouca água e bateu com a cabeça no fundo, desmaiando.
  24 a. da morte do GENERAL DA FORÇA AÉREA AMERICANA, CURTIS LEMAY, em 1º de outubro de 1990.  
  24 a. da apresentação do então TENENTE-CORONEL PM PAULO MIRANDA DE CASTRO na área LESTE, no dia 1º de outubro de 1990, assumindo o Comando do 2o. BPMM, no lugar do Tenente-Coronel TOGNETTI, quando eu comandei o CPAM-4. PAULO MIRANDA DE CASTRO, como CORONEL, comandou também o CPAM-4, o CPChq, chefiou a CORREGEDORIA PM e passou para a reserva no comando do CPAM-2. Na época, o CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES era o Comandante do Policiamento Metropolitano e transferiu o TENENTE-CORONEL PM TOGNETTI porque este, no uso de suas prerrogativas como comandante de Unidade, não prendeu em flagrante um sargento, que agiu em legítima defesa putativa. UBIRATAN tinha determinado, arbitrariamente, essa prisão. TOGNETTI entrou em contato comigo (comandava a região leste) e lhe dei apoio no sentido de não cumprir a ordem absurda do então Comandante do Policiamento da Capital. UBIRATAN forçou um Conselho de Disciplina em cima do SARGENTO PM FIGUEIREDO (não havia resíduo administrativo suficiente para a montagem de um CD). Esse acontecimento originou uma queixa minha, por abuso de autoridade, pois eu comandava a Região Leste em 1990. Com isso, também se deu minha transferência do CPAM-4 para a Região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CPAI-8 (hoje CPI-5).
  23 a. dirigentes de 12 repúblicas soviéticas fecham acordo em ALMA ATA, no CAZAQUISTÃO, constituindo uma unidade econômica de estados soberanos, com três reservas: ESTÔNIA, LETÔNIA e LITUÂNIA, em 1º de outubro de 1991.
  22 a. aprovação do TRATADO DE REDUÇÃO DE ARMAS ESTRATÉGICAS, pelo senado norte-americano. O chamado START foi assinado em 1º de outubro de 1992. 
  21 a. da inauguração do viaduto AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, em 1º de outubro de 1993.
  20 a. da denúncia contra o médico ENÉAS CARNEIRO, do minúsculo PRONA: ele ganha sem trabalhar no Hospital do Câncer, no RIO. A imagem do candidato à presidência da República, barbudo e careca, projetada como sinônimo de “ordem” e autoridade, foi maculada às vésperas das eleições. ENÉAS dizia que, se eleito, uma de suas primeiras medidas seria a proclamação de um Estado de Emergência Econômica, em 1º de outubro de 1994.
  19 a. falece o colunista social IBRAHIM SUED, em 1º de outubro de 1995.
  19 a. da inauguração do PARQUE BURLE MARX, em 1º de outubro de 1995.
  18 a. transf. reserva: Cel. MURILO SANTIAGO, no dia 1º de outubro de 1996.
  17 a. falece o pintor CARIBÉ, no dia 1º de outubro de 1997. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira acontece a abertura do Ciclo de Palestras sobe o CENTENÁRIO DA GUERRA DE CANUDOS, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, pelo Presidente HERNÂNI DONATO. Palestra de JOSÉ BUENO CONTE: o Quadro Natural e os Acontecimentos de CANUDOS. Às 8:30 horas cai violenta pancada d´água em GUARULHOS. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me em seu carro até o ponto do Expresso Brasileiro. Chove muito, escurece e há pontos de alagamento na Marginal TIETÊ e noutros locais da cidade de SÃO PAULO. Na AORPM e MMDS comento com vários oficiais o brutal assassinato do CAPITÃO PM ÉDSON TEIXEIRA, Comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Metropolitana – 8º BPMM. Foi morto a tiros no fim da noite de segunda-feira, 29 de setembro, quando voltava para casa. Após participar de uma reunião do Conselho de Segurança pegou carona com a delegada WANDERLEINE SUEDY BOSSAN, de 27 anos, que trabalha no 31º DP, ao lado do 8º BPMM. Eles chegaram na frente do prédio onde morava o capitão, na Avenida MELCHERT, na VILA MATILDE, por volta das 23:30 horas. Ao parar o carro – dois rapazes – um branco e um mulato – abordaram a motorista e pediram para que o capitão descesse. Nesse momento, eles perceberam a farda e atiraram. TEIXEIRA só tentou reagir ao assalto depois de já ter levado dois tiros: um no tórax e um no abdômen. Os ladrões fugiram sem roubar nada e não foram encontrados. O capitão foi levado ainda com vida ao Pronto Socorro do TATUAPE, onde morreu. A delegada não foi atingida.
Com OREZ e ALZENIR comento o filme INIMIGO ÍNTIMO, em cartaz. Serve de ensinamento para nossas futuras palestras. No MMDC, encontro o CORONEL FERREIRA. Aguarda a chegada do CORONEL ARY CANAVÓ. Estão eles empenhados em formar uma chapa de oposição para as eleições de 1998, no CLUBE MILITAR, contra o GENERAL IBIAPINA, atual Presidente e candidato à reeleição. O CORONEL CANAVÓ fala em pedir licenciamento da Presidência do MMDC para se empenhar na política do CLUBE MILITAR. Recebemos a visita do TENENTE PM MILTON, da AJUDÂNCIA GERAL. Vem conhecer a Sociedade. Acertamos os últimos detalhes para a missa de amanhã, às 10 horas, no MONUMENTO MAUSOLÉU.
Em casa, acompanho a vitória do CORINTHIANS, no MORUMBI, derrotando o BRAGANTINO por 2 a 0. A estréia do “CAPETINHA” EDILSON colabora muito para o show de bola da equipe alvi-negra. SANGALETTI e MIRANDINHA fazem os gols. Outros resultados: VASCO 2 x PALMEIRAS 1; GUARANI 0 x SÃO PAULO 0; JUVENTUDE 0 x FLAMENGO 1; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x PORTUGUESA 0; SANTOS 3 x UNIÃO SÃO JOÃO 1; CRICIÚMA 0 x INTERNACIONAL 1; GRÊMIO 0 x CRUZEIRO 0; BAHIA 3 x GOIÁS 1; BOTAFOGO 1 x SPORT 0; VITÓRIA 1 x AMÉRICA RN 1.
O artista plástico HÉCTOR JÚLIO PARIDE BERNABÓ, conhecido como CARIBÉ, morre aos 86 anos, às 22 horas desta noite, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca.
O delegado BENEDITO DA COSTA PIMENTEL pediu demissão do cargo de diretor do Departamento de Telemática (DETEL). Ele é acusado de assedio sexual por uma perita do Instituto de Criminalística, onde era o diretor até 15 de setembro.
Seis pessoas morreram na queda de um avião XINGU, do Governo do Estado do RIO GRANDE DO SUL. O acidente aconteceu hoje, por volta das 21 horas, próximo ao aeroporto da cidade de CHAPECÓ (SC). A aeronave partiu de PORTO ALEGRE com destino à cidade catarinense levando uma equipe de cinco médicos e dois pilotos. Apenas o médico CLÁUDIO LANZA sobreviveu, mas está internado, com ferimentos graves, no Hospital Regional de CHAPECÓ.  
  16 a. transf. reserva: TEN. CEL. Med PM MASSAO ITANO, em 1º de outubro de 1998. Outras anotações nesta data: mais uma manhã fria. No MMDS comentamos com os oficiais a libertação do empresário GIRSZ ARONSON, de 82 anos, seqüestrado em 17 de setembro. Isso aconteceu hoje no km 27 da rodovia CASTELLO BRANCO. A família pagou o resgate de 117 mil reais. Foi recebido com aplausos pelas pessoas que cercaram a sede de sua rede de lojas, no Centro. As bolsas de valores desabam nesta quinta-feira, acompanhando a tendência mundial. Em SÃO PAULO, a baixa é de 9,59% e no RIO, de 9,1%. Com MARIO MARGARIDO, PASSOS, CARMELO, SILVA, OREZ, CRISTIANO, ALZENIR, ELÁDIO e outros integrantes do staff, comentamos o encerramento do horário político e da campanha eleitoral. No domingo (dia 4) teremos as eleições para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Às 13 horas, estou no Centro Odontológico. O 1º TENENTE PM Dent SESMA retira uma ponte fixa de seis elementos e constata que uma raiz de um pré-molar direito está trincada. Esse dente deverá ser extraído. Pretende ele fazer novas próteses e tira os moldes. Encontro um velho coronel que entrou na FORÇA PÚBLICA em 1953 e outros conhecidos. Às 14:45 horas estou no MMDC. Estudantes de um colégio aguardam-me para pesquisa em torno da Revolução de 32. Recebemos as visitas dos veteranos PAULINO e MANUEL DIAS DE OLIVEIRA e do CORONEL PM GUIMARAES. Este, conversa comigo sobre as falcatruas do TENENTE-CORONEL PM MARSÍGLIA, em MOGI DAS CRUZES. Em casa, finalmente a moto do PAULO CÉSAR foi vistoriada por peritos. Parece que a ocorrência de 24 de setembro não terá conseqüências graves.
ATP TOUR de MALLORCA: GUSTAVO KUERTEN venceu o espanhol OSCAR SERRANO. SERGI BRUGUERA derrotou seu compatriota, o espanhol ALEX CORRETJA. O austríaco THOMAS MUSTER passou pelo costarriquenho JUAN ANTÔNIO MARIN. O espanhol TOMAS CARBONEL venceu o argentino MARIANO PUERTA e o também espanhol CARLOS MOYÁ bateu o checo SLAVA DOSEDEL. Em MUNIQUE, a francesa NATHALIE TAUZIAT derrotou a americana LINDSAY DAVENPORT. A americana VÊNUS WILLIAMS bateu a espanhola ARANTXA SANCHEZ. Nas semifinais: TAUZIAT x VÊNUS e MARTINA HINGIS x PATTY SCHNYDER.
Pela chave masculina, o chileno MARCELO RÍOS venceu o espanhol FÉLIX MANTILLA e o australiano MARK PHILIPPOUSSIS ganhou do sueco JONAS BJORKMAN.
No PALESTRA ITÁLIA, pela COPA MERCOSUL, o PALMEIRAS vence o NACIONAL, do URUGUAI, por 3 a 1.
  16 a. da libertação do empresário GIRSZ ARONSON, após passar quatorze dias em poder dos seqüestradores. Foi libertado no dia 1º de outubro de 1998.
  15 a. falece PIETRO MARIA BARDI no dia 1º de outubro de 1999. Nasceu em 21 de fevereiro de 1900. Outras anotações nesta sexta-feira> a situação no MMDS complicou-se depois do retorno, sempre contestado por mim, do elemento ANT, autor de inúmeras atrapalhadas, principalmente aquelas causadas há cinco anos atrás. Acompanha-o ANADAI, embora não sendo responsável pelas besteiras do ANT. Tenho de fazer sérias reprimendas aos integrantes da organização que os aceitaram.
Cumprimento o filho do veterano de 32, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA, que hoje completa 58 anos. Mantenho contato telefônicos com os oficiais da DAMCO (TENENTE PM HERNANDEZ) e da 5ª EM/PM (TENENTE PM BARRETO) sobre a solenidade de amanhã.
CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES e o ALEXANDRE comparecem no MMDC nesta tarde. Visitam-nos o Senhor FREITAS NOBRE, a ABRAPAS. A polícia prendeu hoje dois assessores da Câmara Municipal (do Presidente vereador ARMANDO MELLÃO), acusados de extorquir ambulantes que trabalham da região da Administração Regional de SÃO MIGUEL PAULISTA. MARCOS FELICIANO DE OLIVEIRA, mas conhecido como MARCOS CAPACETE, chefe de gabinete da presidência do Legislativo, e DOLÍRIO LAMÔNICA TEIXEIRA, que trabalha na regional, foram presos em casa.
Já chega a 69 o número de pessoas atingidas pelo acidente nuclear no JAPÃO.
Subiu para 23 o total de mortos no tremor que abalou o centro e o sul do MÉXICO.
Em uma gigantesca demonstração de força, a CHINA COMUNISTA comemorou hoje seus CINQUENTA ANOS com um desfile que mobilizou 500 mil pessoas e exibiu todas as conquistas do regime – desde o avanço econômico até o poderio militar.
  14 a. do ENCERRAMENTO MELANCÓLICO PARA O BRASIL DA OLIMPÍADA DE SYDNEY, ficando com apenas seis medalhas de prata e seis medalhas de bronze. Em 1º de outubro de 2000.
  14 a. das ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL. EM SÃO PAULO. MARTA SUPLICY venceu com larga margem de votos, ficando em segundo lugar  PAULO MALUF, que disputou o segundo turno com MARTA. Em GUARULHOS, o segundo turno ficou com os candidatos ELÓY PIETÁ e JOVINO CÂNDIDO. Em 1º de outubro de 2000.
  14 a. falece REGGIE KRAY, o último integrante de uma família mafiosa que dominou o crime em LONDRES nas décadas de 50 e 60. Aos 66 anos, de câncer. KRAY havia sido libertado há 35 dias depois de ter passado trinta anos na prisão. Foi sentenciado a prisão perpétua por assassinato em 1969, mas obtivera  perdão. MORRE no dia 1º de outubro de 2000.

ACONTECEU EM 1º DE OUTUBRO DE 2001 : -   SEGUNDA-FEIRA
UMA MANHÃ DE MUITA COMPLICAÇÃO NO TRÂNSITO DE SÃO PAULO. Chove torrencialmente na cidade. Os córregos ARICANDUVA e TAMANDUATEÍ, bem como o TIETÊ, transbordam e o trânsito pára. Tenho trabalho para chegar ate o MMDS. Uma surpresa: a visita do tenente Reformado LÚCIO. Como já faz muitos anos que não o vejo, fico espantado com a sua decrepitude. O tempo fez um estrago tremendo com esse oficial. Veio ele conversar com o CORONEL MÁRIO MARGARIDO.
O Cel. MÁXIMO conversa comigo, por telefone. Peço a ele para levar o Cel. Aer. HÉLIO, na missa de amanhã, no Monumento-Mausoléu. Logo mais, aproveitando que a chuva deu uma parada, vou  à  Sociedade.
O Sr. PIRES, apesar do mau tempo, vem ao  MMDC por causa da assinatura dos cheques de pagamento  dos  funcionários. Mostro a ele parte da minuta da ATA da reunião de 26 de setembro. O Sr. PIRES redigiu as palavras que pretende pronunciar amanhã, antes do início da missa .
Entro em contato com a DAMCO para arrumar condução para o Sr. PIRES  a  fim  de  levá-lo  ao  IBIRAPUERA,  amanhã cedo.
O retorno para GUARULHOS é muito difícil. O trânsito prejudica o tráfego e o nosso ônibus demora a chegar ao seu ponto de início.
LUCINDA comunica-me que Dona TAKE ISHIKAWA faleceu no sábado
dia 29 de setembro. Internada num hospital de SANTOS, depois de sofrer um derrame, não resistiu a doença. Estava com 85 anos.
O CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES telefona-me e marca um encontro às 8 horas da manhã de dois de outubro para irmos ao Monumento-Mausoléu.

A GLOBO apresenta o primeiro capítulo da novela “O CLONE”. Une temas como clonagem humana, costumes muçulmanos e dependência química. Tem como fio condutor o romance entre LUCAS (MURILO BENÍCIO) e a muçulmana JADE (GIOVANNA ANTONELLI).

No pior ataque em dois anos na parte da CAXEMIRA, controlada pela ÍNDIA, pelo menos 31 pessoas morreram e 75 ficaram feridas quando supostos militantes islâmicos explodiram um carro-bomba na frente do legislativo estadual, e então invadiram o prédio a tiros.

Assisto nos jornais da Bandeirantes, Record e Globo, reportagens sobre as tragédias causadas pelas chuvas no PARANÁ e SANTA CATARINA.
Em SÃO PAULO, ruas alagadas, carros nas calçadas, pontos de transbordamento na MARGINAL DO TIETÊ, congestionamentos intermináveis e três crianças mortas em um desabamento em MAUÁ.
Em SANTA CATARINA, quatro pessoas morreram e 700 moradores ficaram desabrigados em conseqüência das fortes chuvas.

FALECEU o médico-cirurgião JORGE DE MARSILLAC, um dos pioneiros da oncologia no país. Foi um dos fundadores do Centro de Cancerologia (embrião do INCA), diretor do Instituto Nacional de Câncer, residente do Memorial Hospital de Nova Iorque e bolsista do United States Marine Hospital, em Baltimore. Nascido em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, fixou-se no Rio de Janeiro e atuou nas principais universidades e hospitais fluminenses de tratamento da doença. Aos 90 anos, de infarto, no RIO DE JANEIRO.

FALECEU, em CAMPINAS, o CAPITÃO REFORMADO TÉRCIO BATISTA.  

A ALIANÇA DO NORTE, que luta no AFEGANISTÃO contra os talibans e o rei afegão no exílio ZAHIR SHAH, decide formar um governo de transição, no dia 1 º de outubro de 2001.

2 002   :   -     TERÇA-FEIRA
Um chuvisqueiro enjoado faz-se presente nesta manhã. O trânsito fica ruim e se demora a chegar na cidade de São Paulo. A van que peguei na frente da banca de jornais do PITUCA entra por caminhos engarrafados, numa verdadeira infelicidade do motorista, que tentava abreviar a chegada à ARMÊNIA. Na reunião dos oficiais do MMDS quase nada dá para discutir. Há uma certa morosidade na resolução de problemas. A situação política, nesta semana, desvia as atenções da maioria dos participantes da Entidade.
Apesar do mau tempo, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde atendemos muita gente que quer informações a respeito da solenidade de amanhã: DAMCO, CPOR, pessoas que vão receber medalhas (uma delas é o Capitão CAMILLI, em plena campanha para Deputado Estadual). Também me telefona o CORONEL CELSO, Chefe de Gabinete do Comandante Geral, sobre a reunião de 16 de outubro. Sobre o assunto REFORMA DO MONUMENTO–MAUSOLÉU, temos mais um episódio nesta tarde. O IPH encaminha cópia do OFÍCIO IPH 104/02, de 30 de setembro de 2022, enviado ao CONDEPHAAT e anexos. Apenas veio para o MMDC para conhecimento. É uma resposta do ofício do CONDEPHAAT, de 23 de setembro, contradizendo em alguns pontos o que consta daquele documento. Em suma, há um verdadeiro desespero em captar verbas de terceiros e o IPH não quer deixar a oportunidade escapar de fazer um “superfaturamento” às custas do Monumento–Mausoléu. Pena que surgiu a NESTLÉ/NESCAU tirando o queijo da boca dos ratos. E faz também uma “ameaçazinha” ao CONDEPHAAT “considerando que o CONDEPHAAT em 17 de junho de 2002, expediu uma nova autorização, solicitamos nos informar também, a data de publicação no Diário Oficial do Estado, a fim de instruir processo Judicial, pois no nosso entendimento não é cabível 2 (duas) autorizações para o mesmo projeto”. É mais um capítulo na novela do RESTAURO, que, para nossa satisfação, continua a ser feito pela NESTLÉ/NESCAU. Converso com o CORONEL CELSO sobre esse assunto e mando dona CÉLIA transmitir o teor do ofício do IPH para o Sr. MARCONDES, que hoje não veio à Sociedade, mantendo contato por telefone.

Em casa, o Coronel MENDES telefona-me para combinar um encontro nas imediações da ESTAÇÃO ARMÊNIA para irmos ao IBIRAPUERA, por volta das 8 horas. Conta-me que levou o ex–combatente GINO STRUFFALDI até o FORTE DE ITAIPU, em SANTOS, onde ele foi homenageado como comandante do Exército Constitucionalista. O Coronel MENDES prestigiou o evento representando a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

O candidato do PT à Presidência, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, subiu dois pontos na pesquisa IBOPE divulgada hoje à noite, chegando a 43%. JOSÉ SERRA oscilou 1 ponto para cima e tem 19%. ANTHONY GAROTINHO passou de 15% para 16%, enquanto CIRO GOMES caiu de 12% para 11%. Embora tenha crescido dois pontos, LULA permanece com 48% dos votos válidos. O número de indecisos baixou de 10% para 7%, em relação à semana passada.

O candidato do PT à Presidência, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, encerrou hoje sua quarta campanha presidencial na cidade onde iniciou sua carreira sindical e onde nasceu o PT – SÃO BERNARDO DO CAMPO. Acompanhado pelo governador mineiro ITAMAR FRANCO, pela mulher, MARISA, o vice, JOSÉ ALENCAR, os principais dirigentes petistas e um grupo de empresários, LULA fez uma caminhada pelas ruas da cidade e chorou ao discursar nas escadarias da Igreja Matriz, que durante o regime militar serviu de palco para reuniões de metalúrgicos e onde LULA se refugiou da polícia várias vezes.

Bancos mudam a estratégia e o dólar recua para R$ 3,61. Depois dos lucros de até 25% com a moeda em setembro, tesourarias começam a vender a moeda que desaba 3,86%.

O LICEU SIQUEIRA CAMPOS, onde o ex–presidente JÂNIO QUADROS estudou, fecha suas portas, no CAMBUCI. Os alunos foram avisados por telefone do fim das atividades da escola. Os 168 alunos tiveram aula normalmente na sexta-feira, mas hoje receberam a notícia do encerramento do LICEU. Foi aberto em 1932 e, além de JÂNIO QUADROS, ali também estudou o deputado federal DELFIM NETO.

Duas favelas da zona leste da cidade foram atingidas por incêndios provocados por curto circuito. Na favela do MORRO DO PEU, na VILA PRUDENTE, mais de uma centena de famílias ficaram desabrigadas após a destruição de 150 barracos dos 300 existentes no local. Já na favela TIQUATIRA, na PENHA, 50 barracos foram destruídos.
  
NASCEU hoje, às 16:07 horas, CAUET, o primeiro filho da atriz SUSANA WÉRNER e do goleiro JÚLIO CÉSAR. O bebê, de oito meses, nasceu por cesariana com 43 centímetros e 2,565 kg em uma clínica na zona sul do RIO DE JANEIRO.

Os bispos e cardeais membros da Congregação para as Causas dos Santos se reuniram hoje no VATICANO e reconheceram como autêntico um milagre atribuído a MADRE TERESA DE CALCUTÁ, noticiou o jornal francês “LE MONDE”.

O filho de um banqueiro alemão seqüestrado ontem em FRANKFURT, foi encontrado morto, hoje, pela polícia, apesar de o pai ter pago resgate de um milhão de marcos (novecentos e oitenta mil dólares). O menino, JACOB METZLER, tinha onze anos e foi seqüestrado na saída da escola. Um suspeito foi preso com parte do dinheiro quando tentava sair do País. A polícia o identificou como um estudante de direito de 27 anos, que fez amizade com o menino.

A polícia alemã encontrou num lago o corpo de JAKOB VON METZLER, 11 anos, herdeiro de um dos mais importantes bancos da ALEMANHA – o METZLER -. O garoto fora seqüestrado e a família pagou resgate de 998 mil dólares. Um ex–professor de JAKOB foi preso sob suspeita de participação no crime.
         
CONDENADA a pagar dez milhões de dólares de indenização a companhia de seguros inglesa TERRA NOVA INSURANCE. Ela foi considerada culpada por um grande desastre ecológico ocorrido no PARQUE NACIONAL DE GALÁPAGOS. Em 16 de janeiro de 2001, um vazamento de 600 toneladas de óleo do petroleiro JESSICA atingiu a reserva ambiental. Em GUAYAQUIL, EQUADOR.

2 003   :    -      QUARTA-FEIRA
A partir das 10 horas, na AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA, acontece a inauguração do ECON SUPERMERCADOS; situa-se entre as ruas MARIA ZINTI e VEREADOR ÁLVARO DE M. FALCÃO, bem defronte do início da rua ANDRÉ FERNANDES, onde moramos durante alguns anos (casa da MARGARIDA e PAULO).

DIÁRIO OFICIAL DE 01 DE OUTUBRO DE 2003 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM WALDIR PEREIRA PÚBLIO, DO CPI-7 (SOROCABA). Nasceu em 11 de maio de 1949. Entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 10 de junho de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1979; Capitão – 24 de maio de 1987; Major – 15 de dezembro de 1994; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1998.

Embarco numa van na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA e, com trânsito muito bom, numa manhã de temperatura agradável, chego cedo no centro de SÃO PAULO. Encontro o tenente DAMIAN ajudando o MAJOR VICTÓRIO, ainda com problemas dentários e a cara inchada. Logo mais irá a um dentista na PRAÇA JOÃO MENDES.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, encontro o CORONEL MENDES já tratando dos assuntos referentes à solenidade de amanhã. Várias pessoas telefonam nesta tarde para saber de detalhes do que irá acontecer amanhã. Familiares do falecido ex-combatente ANTÔNIO COLOMBO TIERNO comparecem na Sociedade para buscar um documento comprobatório de sua participação no Movimento Constitucionalista de 32, Batalhão “9 DE JULHO”, a fim de receber o auxílio funeral. TIERNO faleceu no dia 20 de agosto de 2003. Nasceu em 13 de novembro de 1911.
Também recebemos a visita de um outro combatente de 32, que vem saber de notícias referentes à pensão especial, “encruada” na Assembléia Legislativa, há mais de dois anos. ETTORE DE TOLEDO SANDRESCHI nasceu em 2 de dezembro de 1916, e, atualmente, reside em SANTO ANDRÉ. Quer tornar-se sócio do MMDC. Apesar de transcorridos tantos anos da fundação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (7 de julho de 1954), eis que um ex-combatente desconhecia a possibilidade de ser sócio de uma instituição que cuida de seus direitos.
Converso com o MENDES sobre o que foi a reunião da Diretoria Executiva, na data de ontem, e o que ficou decidido, principalmente com a reunião que deveremos ter no Monumento-Mausoléu em 8 de outubro, na cripta, a fim de estudarmos a construção do cinerário. Outra data marcada é a de 10 de outubro, quando o presidente deverá falar a respeito da revolução na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, procurando captar sócios nas pessoas dos cadetes. Dona CÉLIA conta-me que a esposa do tenente LUZ foi internada na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA para ser submetida a uma cesariana, ainda hoje. Quando estamos deixando o MMDC, vai chegando o Sr. MARCONDES, com quem conversamos durante alguns minutos, em plena rua ANITA GARIBALDI, procurando acertar certos pontos de vista sobre o evento de amanhã. Surge uma conversa de que a prefeita MARTA SUPLICY quer almoçar com o presidente. De antemão, face as “cachorradas” da prefeita com relação ao MMDC, nego-me a participar de qualquer audiência com essa “senhora”. O MENDES deixa-me nas imediações do ponto do ônibus EXPRESSO COCAIA.

Mesmo sem jogar bem, SÃO PAULO e SANTOS garantiram a classificação na próxima fase da COPA SUL-AMERICANA. O TRICOLOR avançou na competição com o empate de 1 a 1 com o FLUMINENSE. JADILSON abriu o placar para o time carioca e LUGANO, de cabeça, decretou o empate. NA VILA BELMIRO, o PEIXE saiu na frente diante do SÃO CAETANO com um gol de ALEX, mas ADHEMAR estabeleceu a igualdade em cobrança de falta.

A seleção brasileira feminina de futebol não repetiu o bom futebol dos jogos anteriores e foi eliminada hoje no Campeonato Mundial dos EUA. Pelas quartas-de-final do torneio, a equipe não passou pela SUÉCIA, perdendo por 2 a 1 no GILELLTE STADIUM, em BOSTON.

A estudante de Direito FLÁVIA OLIVEIRA MEDINA, de 24 anos, foi apresentada hoje pela polícia como integrante de um bando responsável por dois seqüestros. Segundo a acusação, ela era a responsável por alimentar e vigiar o cativeiro na Zona Sul de SÃO PAULO, com ajuda do namorado, que está foragido. FLÁVIA foi presa na noite de terça-feira, ontem, nos corredores da UNIVERSIDADE IBIRAPUERA. Logo após a prisão, a polícia libertou o estudante PAULO ROBERTO BALDINI, de 21 anos, e MARCELO KASINSKI, de 25, parente do ex-dono da COFAP.

FACULDADE TORRA O DINHEIRO DO POVO EM VIAGENS, BANQUETES E LIMUSINES. INSS contesta despesas de entidade de ensino que reivindica isenção de impostos. O Ministério Público está de olho na contabilidade da Fundação ARMANDO ÁLVARES PENTEADO – FAAP - uma das mais respeitadas instituições privadas de ensino do País. A FAAP não paga imposto por ser entidade filantrópica, mas esbanja dinheiro com viagens internacionais, banquetes caríssimos, honorários milionários e mordomias variadas. Até uma limosine foi alugada em PARIS com dinheiro da Fundação. Segundo estimativa da Previdência, em dez anos a instituição deixou de pagar 88 milhões de reais ao INSS por ser entidade filantrópica. Atualmente, a FAAP luta na Justiça para escapar do pagamento de impostos. Ela conseguiu uma primeira vitória quando barrou as investigações do Ministério Público na 4ª Vara Criminal de Justiça Federal de SÃO PAULO. Agora, os promotores querem reabrir o caso.

O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN assinou hoje os contratos para o início das obras da LINHA 4 do METRÔ. O processo de desapropriação terá início imediatamente para que as obras possam ser iniciadas em janeiro de 2004. Os consórcios responsáveis pela construção da linha que vai interligar os bairros de VILA SÔNIA, na zona oeste, e LUZ, no centro, são formados pela CBPO, OAS, QUEIROZ GALVÃO, ALSTOM, CAMARGO CORREA, ANDRADE GUTIERREZ e SIEMENS. A primeira etapa da obra inclui a construção de 12,8 quilômetros. O contrato é de 1,8 bilhão de reais. A conclusão deste trecho está previsto para o ano de 2007.

FALECEU a professora GENEROSA MORELLI, em ITAPETININGA, aos 113 anos. Natural daquela cidade, nascida em 1890, era considerada uma das mulheres mais idosas do Estado de SÃO PAULO. Formada pela antiga Escola Complementar, hoje Instituto de Educação “PEIXOTO GOMIDE”, estava aposentada desde 1944. Foi eleita em 2001, pelo Centro do Professorado Paulista, a “PROFESSORA DO SÉCULO”. Em fins de 1980, em reportagem publicada no O ESTADO DE SÃO PAULO, afirmou que seu pai, em fins do século XIX, vendeu grande área de sua propriedade para a antiga Estrada de Ferro SOROCABANA, para o assentamento dos trilhos da ferrovia que chegaria à ITAPETININGA. Dizia que “quando criança foi testemunha da construção do prédio do tradicional PEIXOTO GOMIDE”, projeto do arquiteto RAMOS DE AZEVEDO. O enterro realizou-se no cemitério local.

O guarda-civil metropolitano UILSON HERNANDES MALVEZ, de 35 anos, foi assassinado hoje por dois homens que tentavam roubar a moto de um PM. Depois de os bandidos atirarem no guarda-civil, o PM reagiu sacando sua arma e matando a dupla. O PM FRANCISCO GÉRSON DE MORAIS MOURA, de 37 anos, contou à polícia que estava à paisana em sua moto, uma HONDA TWIST vermelha, quando dois homens em uma moto igual à sua se aproximaram. Um deles estava armado e o mandou descer. “Entreguei a chave e o alarme da moto. Aí, um dos bandidos começou a me puxar pelo capacete e apontar um revólver para minha cabeça”. Segundo ele, formou-se um pequeno congestionamento na rua. “De repente, um CORSA parou perto das motos”, disse MOURA. “O homem que apontava a arma para mim, me arrastou pelo capacete até o CORSA e atirou no motorista”. O carro era dirigido pelo guarda-civil, que estava fardado. Ele levou três tiros: no peito, no ombro esquerdo e em uma das mãos. O PM MOURA teve oportunidade de atirar com seu revólver e disparou 14 vezes em direção da dupla, que morreu no local.
MALVEZ era guarda havia doze anos. Era também cantor. Formava com o primo ANTÔNIO URIAS a dupla sertaneja MARECHAL e RONDON. Ele era o RONDON. Os dois faziam shows e no último final de semana participaram do programa VIOLA, MINHA VIOLA, da TV CULTURA.

A DELEGACIA DE HOMICÍDIOS concluiu o inquérito que apura as causas da morte do comerciante chinês CHAN KIM CHANG, há um mês. Doze pessoas foram indiciadas – sete agentes, quatro presos e o ex-diretor do presídio ARY FRANCO, LUIZ GUSTAVO MATIAS – por crimes de tortura, omissão e fraude processual.

A ex-empresária VILMA MARTINS COSTA foi condenada hoje a quatro anos e seis meses de reclusão em regime fechado, por ter registrado como filha a menina APARECIDA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA, que desapareceu da Maternidade MAIO, em 1979, em GOIÂNIA. APARECIDA FERNANDA foi registrada por VILMA MARTINS como ROBERTA JAMILLY. A sentença foi dada pelo juiz MARCELO FLEURY CURADO, da 9 ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de GOIÁS. VILMA foi condenada com base no artigo 242 do Código Penal, pelo crime de registro de filho alheio como próprio.

FALECEU o presidente da Federação das Indústrias do PARANÁ, JOSÉ CARLOS GOMES DE CARVALHO, de 68 anos, vítima de infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos. Ele foi internado no Hospital SANTA CRUZ no dia 29 de setembro, devido a uma gastroenterite. CARVALHINHO, como era conhecido, entregaria hoje o cargo que ocupava na FIEP havia 8 anos, para o novo presidente, RODRIGO DA ROCHA LOURES. Mesmo com a morte de CARVALHO, LOURES assumiu o comando da entidade que, pelo estatuto, não pode permanecer sem presidência. Nascido em SANTO ANTÔNIO DA PLATINA, CARVALHO foi senador, vice-prefeito de CURITIBA entre 1993 e 1997 e secretário de Estado nos governos ÁLVARO DIAS e JAIME LERER.

MORREU em SÃO PAULO o pianista MOACYR PEIXOTO, aos 83 anos. O hospital das Clínicas, onde ele faleceu, não informou a causa. Nascido em NITERÓI, irmão mais velho do trompetista ARAKEN e dos cantores ANDYARA e CAUBY PEIXOTO, MOACYR foi grande pianista, apesar de nunca ter estudado música. Estreou em disco com ARAKEN e CAUBY em 1956. Seus últimos trabalhos foram o disco UM PIANO DENTRO DA NOITE (1979), e o independente JEITO BRASILEIRO (1996).  

O PAPA JOÃO PAULO II compareceu hoje à sua audiência geral no VATICANO, um dia depois de um de seus mais proeminentes assessores ter assustado fiéis de todo o mundo, pedindo que rezassem pela saúde do líder da Igreja Católica. O PAPA leu grande parte de seu pronunciamento, mas pulou alguns trechos do texto, aparentemente para conservar sua força e chegar ao fim da tão esperada cerimônia religiosa. Aos 83 anos, o pontífice tem muitas dificuldades para falar devido ao MAL DE PARKINSON. Durante o pronunciamento em italiano, uma clara expressão de frustração tomou conta do rosto do PAPA. A multidão começou a aplaudir para estimulá-lo a continuar.

Amostras de DNA do suposto assassino da ministra das Relações Exteriores sueca, ANNA LINDH, coincidem com as encontradas na arma do crime – uma faca de caça – sendo que o acusado, o iugoslavo MIJAILO MIJAILOVIC, de 24 anos, preso, jura inocência. Em seu diário, teria confessado para a mãe, com detalhes, a autoria do crime, ocorrido em 10 de setembro.

SEPARARAM-SE a atriz HALLE BERRY e o cantor ERIC BENET. A atriz divulgou comunicado afirmando que decidiram pôr fim à união de três anos em razão de problemas conjugais. HALLE ganhou o OSCAR de melhor atriz em 2 002, por sua atuação no filme A ÚLTIMA CEIA.

ASSUMIU, que desligou os aparelhos que mantinham o francês VINCENT HUMBERT vivo, o médico FRÉDÉRIC CHAUSSOY. HUMBERT, de 22 anos, tinha ficado tetraplégico, mudo e cego depois de um acidente de carro. Ele havia pedido para morrer e entrou em coma depois que sua mãe colocou barbitúricos na sonda que o alimentava.
     
2 004  :   -   SEXTA-FEIRA
Passo pelo QUARTEL DO COMANDO GERAL nesta manhã. Procuro o TENENTE-CORONEL ABEL, chefe da 5ª Seção EM-PM, a fim de entregar o programa do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, referente à entrega do COLAR DO CENTENÁRIO ao Cmt Geral, em 6 de outubro. O ABEL diz que o CORONEL MOYSÉS é quem está concentrando esse assunto. Vou então conversar com o MOYSÉS, CHEFE DE GABINETE do Cmt Geral. Acertamos todos os detalhes possíveis para o evento de 4ª feira, dia 6.
Deixando o QCG, vou à Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Ali, converso com os CORONÉIS HERMES CRUZ e JORGE GONÇALVES. Também pedimos a eles que compareçam no evento de 6 de outubro. Depois surge o TENENTE Ref CARIOCA, que trabalhou conosco no antigo 31º BPM e que depois também serviu na ROTA. Lembramos nomes do CORONEL COURA MARTINHO, MAJOR SIQUEIRA, CAPITÃO AMADO, CAPITÃO ADHERBAL e outros oficiais que cruzaram conosco em épocas passadas. Isso faz com que chegue atrasado para o almoço com os oficiais do MMDS. Não temos novidades dignas de registro.
Às 15 horas, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dona CÉLIA estava trabalhando de porta fechada, pois o VASCO não compareceu ainda no MMDC e o CLÁUDIO, motorista do Sr MARCONDES, chega mais tarde. Ali, peço a dona CÉLIA uma cópia da relação de conselheiros, pois o ROMAGNOLI prometeu encaminhar o projeto do novo estatuto para vários deles.
Em seguida, dou um pulo no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Doutora NELLY não se encontra e entrego ao CARLOS, funcionário da Casa, um currículo do Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e um breve histórico da Polícia Militar. Ela me pediu tais documentos para poder ilustrar o evento de 6 de outubro.

Cerca de 50 pessoas reuniram-se hoje nas escadarias da CATEDRAL DA SÉ para lembrar a morte dos 111 presos da CASA DE DETENÇÃO DE SÃO PAULO, em 2 de outubro de 1992. O grupo cobrou justiça às vítimas e a punição dos 85 acusados do massacre. O padre VALDIR JOÃO SIQUEIRA, da PASTORAL CARCERÁRIA, disse que a sociedade civil deve se organizar para cobrar rigor da Justiça. Em gesto simbólico, para lembrar as vítimas, os integrantes falaram os nomes de todos os presos mortos. No final do ato o grupo gritou “Justiça”.

Estreou hoje, em mais de 300 salas, o filme que DANIEL FILHO adaptou da peça de JOÃO FALCÃO (A DONA DA HISTÓRIA), com MARIETA SEVERO repetindo seu papel no palco, agora ao lado de DÉBORA FALABELLA; ANTÔNIO FAGUNDES e RODRIGO SANTORO também estão no elenco da produção, que mostra como um amor desenrolado em dois tempos pode comportar muitas possibilidades de vidas diferentes. E também como um êxito do teatro chega ao cinema com cara de TV.      

O candidato do PSDB à Prefeitura, JOSÉ SERRA, voltou hoje a ser hostilizado por militantes petistas. Em ITAQUERA, na zona leste, um grupo com camisetas e bandeiras do PT partiu para cima do carro onde estavam o candidato e o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN. Os petistas xingaram os dois tucanos e um militante se exaltou, atirando uma bandeira da candidata MARTA SUPLICY contra a janela de ALCKMIN. Imediatamente, os dois seguranças que acompanhavam o governador a pé reagiram e seguraram o petista, identificado como ÀNGELO. “Foi sem querer. Joguei a bandeira para cima e caiu no carro”, explicou-se. Depois disso, petistas e tucanos passaram a se ofender na calçada em frente da base da Secretaria Municipal de Saúde do bairro e a atirar panfletos dos candidatos a vereador LEANDRO DE ITAQUERA e SAMUEL FIRMO. Da varanda do prédio da secretaria, pessoas tremulavam bandeiras de MARTA.
O clima hostil entre PT e PSDB em SÃO PAULO deu o tom hoje do encontro entre a prefeita MARTA SUPLICY e o governador GERALDO ALCKMIN, em café da manhã de recepção da delegação brasileira de atletas paraolímpicos. Apesar dos disfarces, foi visível o desconforto. Além das poucas palavras trocadas no evento, eles só ficaram lado a lado enquanto posavam para as fotos com atletas que foram à GRÉCIA. Bastavam os flashes pararem e os dois seguiam rumos opostos. A prefeita foi a primeira a chegar ao restaurante reservado para a recepção, no Aeroporto Internacional de SÃO PAULO, em GUARULHOS. Quando ALCKMIN entrou, ela conversava com atletas. Sob os olhares de todos, o governador a cumprimentou com um beijo no rosto. De mesa em mesa batendo papo com os atletas, eles permaneceram distantes um do outro e só se encontraram uma única vez. Foi MARTA quem fez a aproximação, quando o tucano conversava com a família de OSIVAN BONFIM, medalha de bronze no atletismo. Depois, o tucano e a petista só foram vistos juntos na entrevista à imprensa. Na mesa, com os atletas, acabaram ficando lado a lado.

A volta ao BRASIL, ocorrida hoje, marca a interrupção da trajetória gloriosa dos heróis paraolímpicos. Tamanha exposição, agora, só em PEQUIM/2008, a próxima edição dos JOGOS PARAOLÍMPICOS. Duas das principais estrelas da delegação que fez a melhor campanha da história da participação brasileira no evento preparam-se para retomar o dia-a-dia de portadores de deficiência em um país que aprendeu a admirá-los, mas ainda os trata com descaso. O “MICHAEL PHELPS brasileiro”, o nadador potiguar CLODOALDO FRANCISCO DA SILVA, pega oito ônibus por dia. São duas conduções até o SESI de NATAL. Como faz questão de voltar para almoçar em casa antes do treino da tarde, sofre em dobro. ÁDRIA, maior colecionadora de medalhas paraolímpicas do BRASIL, com dez pódios, faz coro. “São poucos os lugares adaptados para os deficientes e às vezes fica difícil para nós nos adaptarmos”, reclama.  O sonho de ÁDRIA agora é que o pós-ATENAS seja melhor que o pós-SYDNEY. A velocista passou por maus bocados depois da campanha da AUSTRÁLIA, que foi até superior a que mostrou na GRÉCIA. “Em 2000, teve aquela festa toda, mas logo depois fiquei sem apoio. Só em 2001 é que melhorou”.

A Polícia Civil apreendeu mais um OPALA suspeito de ter sido usado nos ataques que mataram sete moradores de rua no Centro da Capital. O carro preto de quatro portas foi pego por volta das 18 horas na casa do PM JAYNER AURÉLIO PORFÍRIO, na zona leste, e encaminhado à perícia em busca de vestígios que possam ligá-lo às agressões. PORFÍRIO e o PM MARCO MARTINS GARCIA estão presos temporariamente, desde o dia 16 de setembro, por suspeita de participação nos crimes.

O cozinheiro carioca MÁRCIO JOSÉ BARROS, 28 anos, que esfaqueou a anestesista CILIANE FERIOLLI ALVES, 40 anos, foi transferido na madrugada do Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (DENARC) para o 57º DP (PARQUE DA MÓOCA), na zona leste. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e tráfico de drogas e deve permanecer detido até o julgamento do crime. CILIANE permanece internada na UTI do HOSPITAL DAS CLÍNICAS, mas, segundo familiares, ela já está melhor e não corre mais risco de morte. BARROS foi preso no dia 30 de setembro num flat em MOEMA, na zona sul da Capital, momentos depois de comprar crack na favela ÁGUAS ESPRAIADAS. Ele alegou ter esfaqueado a médica após ter sido agredido e humilhado por ela.

SÍLVIO SANTANA DE COUTO, 19 anos, morreu hoje após ficar 15 dias internado em estado grave no Hospital Regional do GAMA, cidade-satélite de BRASÍLIA, devido ao uso de anabolizante animal. O rapaz teve cefaléia e convulsões e chegou ao hospital já em coma. A mãe e amigos de COUTO disseram que ele havia utilizado o ADE, um complexo vitamínico usado para engordar bovinos.
  
Um menino de um ano e seis meses foi abandonado em frente à creche RAPHAELA CAPELLANO DIAS, na BARRA FUNDA. Junto à criança, amparada por funcionária de creche, foi achado um bilhete que teria sido escrito pela mãe. “Sou uma mãe desesperada e solteira. Não tenho emprego nem moradia. Não tenho condições de criá-lo”.


O coordenador do projeto BIODIESEL BRASIL e presidente da Câmara Setorial do BIODIESEL no Estado de SÃO PAULO, MIGUEL DABDOUB, sofreu um atentado na noite de ontem no Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (LADETEL) da Universidade de SÃO PAULO, em RIBEIRÃO PRETO. Foram disparados quatro tiros contra ele, por volta das 22 horas, quando trabalhava ao lado de um aluno. Ninguém ficou ferido nem foi preso.

GANHOU o prêmio MOBO (MUSIC OF BLACK ORIGIN) a cantora BEBEL GILBERTO. É um dos mais respeitados prêmios britânicos de música, em LONDRES.

Os preços do barril de petróleo fecharam a semana em nível recorde e, pela primeira vez, acima dos 50 dólares. As cotações saltaram pressionadas pela incerteza do mercado diante da trégua temporária estabelecida na NIGÉRIA entre o grupo rebelde do DELTA DO NÍGER, região petrolífera ao sul do país, e o Governo do presidente OLUSEGUN OBASANJO. O líder rebelde MAJAHID DOKUBO-ASARI autorizou hoje seus homens a dispararem contra as tropas do Exército, uma vez que, segundo ele, o Governo não cumpriu com a negociada trégua de dois dias. Diante a retirada das tropas que vigiam a região do DELTA DO NÍGER, para evitar qualquer dúvida em relação à trégua firmada com o  grupo rebelde. No início da semana, o barril alcançou recordes históricos no mercado internacional, sendo negociado a 50,47 dólares e 46,80 dólares, em NOVA YORK e LONDRES, respectivamente.

O fotógrafo americano RICHARD AVEDON morreu nesta sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital METODISTA DE SAN ANTÔNIO, no TEXAS. Ele sofreu uma hemorragia cerebral no dia 25 de setembro e foi internado em estado grave. AVEDON estava em SAN ANTÔNIO realizando uma reportagem fotográfica sobre democracia relacionada às eleições presidenciais de novembro nos EUA para a revista THE NEW YORKER, na qual trabalhava desde 1992. Durante vários meses ele se dedicava a esse projeto, intitulado ON DEMOCRACY, em que retratou políticos, funcionários e cidadãos em todo o país. AVEDON é conhecido por suas fotografias de moda e retratos de celebridades. Nascido em 15 de maio de 1923, em NOVA YORK, era filho de imigrante russo judeu. Começou sua carreira na década de 1940 na revista HARPER´S BAZAAR, em PARIS, fazendo imagens de moda. Em 1958, figurou na lista dos dez melhores fotógrafos do mundo pela publicação POPULAR PHOTOGRAPHY. Entre seus retratos mais famosos, estão os de estrelas de cinema de HOLLYWOOD, como MARILYN MONROE, CHARLIE CHAPLIN e AUDREY HEPBURN. Mas outros trabalhos também conhecidos são os retratos dos escritores TRUMAN CAPOTE e HAROL BLOOM, dos artistas ANDY WARHOL, de quem foi amigo, e ROY LICHTENSTEIEN – ambos figuras do contexto da POR ART AMERICANA-, a pintora GEORGIA O´KEEFFE, PICASSO, entre outros. “Algumas vezes penso que todas as minhas fotografias são somente retratos de mim”, já afirmara. A revista TIME referiu-se às fotos de AVEDON em que apareciam MARILYN (que o considerava um de seus fotógrafos favoritos) e o ex-presidente dos EUA, DWIGHT EISENHOWER como “um instrumento de distorção mais sutil e mais cruel do que o lápis de um caricaturista”. Outra história curiosa é a de que a então primeira-dama JACKIE KENNEDY permitiu certa vez o fotógrafo retratá-la exclusivamente na CASA BRANCA. RICHARD AVEDON também foi muito influente no campo da moda. Além da HARPER´S BAZAAR, ele fez trabalhos para a VOGUE, da qual foi seu primeiro chefe de fotografia. Seu trabalho nas passarelas ajudou a criar a era das supermodelos, como NAOMI CAMPBELL e CINDY CRAWFORD. Foi um dos pioneiros em tirar as modelos dos estúdios e levá-las para as ruas para registrar momentos casuais. Mas mesmo assim ele tomou outros rumos em seus retratos. Fazendo imagens pouco piedosas e muitas vezes não muito favoráveis das personalidades. Como característica de seus trabalhos, AVEDON usava muitas vezes o fundo branco e vazio para se centralizar nas figuras. Além das celebridades, ele também fez fotos de trabalhadores, de manifestações contra a guerra do VIETNÃ e de vítimas de conflitos. Ele teve um filho com sua segunda mulher, EVELYIN FRANKLYN. Em 1994, o WHITNEY MUSEUM realizou uma mostra retrospectiva sobre os 50 anos de sua carreira.

Determinados a reforçar seu controle sobre um país onde há pelo menos 80 ataques diários contra alvos do governo e as forças de ocupação, os EUA lançaram hoje uma ofensiva para retomar a cidade iraquiana de SAMARRA, ao norte. Segundo os EUA, a ação resultou na morte de 109 iraquianos e um soldado americano. O Exército dos EUA ressaltou que incursões semelhantes serão realizadas até o final do ano também em FALLUJAH e RAMADI, cidades conhecidas como bastião dos insurgentes. O objetivo é garantir que as eleições iraquianas possam ser realizadas em janeiro, conforme o previsto.

O primeiro-ministro da GRÃ-BRETANHA, TONY BLAIR, deixou o hospital hoje, depois de ser submetido a um procedimento para corrigir uma arritmia cardíaca. BLAIR partiu do Hospital de HAMMERSMITH, em LONDRES, em seu carro oficial. Ele estava acompanhado da esposa e acenou ao deixar o estabelecimento.

2 005  :   -    SÁBADO
Um telefonema a cobrar, de um sujeito procurando a MARLENE, antes das 7 horas, faz com que eu perca o sono e levanto cedo. Isso me ajuda a colocar a leitura dos jornais em dia, bem como posso, sossegadamente, passar para o computador os pontos principais da semana.
O presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GINO STRUFFALDI, telefona-me. Diz que o vice-governador, CLÁUDIO LEMBO, representará amanhã o governador GERALDO ALCKMIN na solenidade do término da Revolução de 1932. Conversou com ABRAÃO YÁZIGI sobre o jantar de três de outubro. O GINO está eufórico por poder comparecer no 73º Aniversário da Cessação das Hostilidades como presidente do MMDC.

A ginasta DAIANE DOS SANTOS foi aplaudida de pé hoje pela manhã na estréia de sua nova coreografia no solo, ao som de “PAÍS TROPICAL”, de JORGE BENJOR. O evento foi realizado no TEATRO GUAÍRA, em CURITIBA, e teve a participação de outras cinco atletas da seleção brasileira: DANIELE HYPÓLITO, ETHIENE FRANCO, ANA PAULA RODRIGUES, CAMILA COMIN e LAÍS SOUZA. Campeã mundial do solo com a coreografia do “BRASILEIRINHO”, DAIANE decidiu aposentar a antiga seqüência. Pelo visto, a nova escolha agradou, inclusive a dona. “Para mim, ela é mais quente do que” BRASILEIRINHO”, por misturar samba e um pouco de frevo e xaxado”, comentou a ginasta, que mostrou a série incompleta. “O que apresentei foi um esboço. Faz pouco tempo que estamos trabalhando nesta coreografia e há muita coisa a ser trabalhada”, lembrou.

O novo SANTOS do técnico NELSINHO BAPTISTA e da dupla de ataque formada por LUIZÃO e CLÁUDIO PITBULL decepcionou o torcedor alvinegro em sua primeira apresentação na VILA BELMIRO. Com um futebol apático e lento, o PEIXE não passou de um empate sem gols contra o modesto FORTALEZA. O resultado pode fazer a equipe alvinegra cair da quinta para a sexta posição do BRASILEIRO, com 48 pontos. Para isso, basta a PALMEIRAS vencer o VASCO, no RIO. Também jogaram neste sábado: GOIÁS 4 x PONTE PRETA 1; SÃO CAETANO 1 x ATLÉTICO MINEIRO 1; PARANÁ 3 x CURITIBA 2; CRUZEIRO 2 x JUVENTUDE 0; PAYSANDU 3 X FIGUEIRENSE 1.
 
O prefeito de COTIA, JOAQUIM PEDROSO NETO, foi indiciado hoje à noite pela Polícia Federal por malversação de verbas públicas, inserção de dados falsos no sistema oficial e formação de bando. PEDRO NETO compareceu à PF hoje às 17:45 horas e prestou depoimento por três horas. Foi fichado e só não foi preso em flagrante “por pouco”, segundo o delegado ANTÔNIO CARLOS PELLEGRINI, da área de repressão de crimes financeiros na PF de SÃO PAULO. “Nunca na história do BRASIL um prefeito foi identificado datiloscopicamente por ele ter feito parte de uma organização criminosa”, disse o delegado.

O ajudante-geral FRANCISCO COTRIN DA SILVA NETO, 22 anos, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado por tentativa de estupro e atentado violento ao pudor, no bairro JARDIM PIRATININGA, município de OSASCO. Por volta das 7 horas, SILVA NETO arrastava a babá L.G.F., 24 anos, para trás de uma barraca de frutas, em uma rua do bairro. Percebendo a presença de algumas pessoas por perto, a vítima começou a gritar para chamar a atenção. Ao jogá-la no chão, o agressor foi cercado por quem estava perto. SILVA NETO foi atacado por várias pessoas e a polícia foi acionada. Com a chegada dos PMs, a população foi dispersada e agressor e vítima conduzidos à delegacia. No 5 º DP, SILVA NETO foi reconhecido pela assistente de serviços gerais M.H.B., de 38 anos, que havia sido estuprada por volta das 5 horas – duas horas antes da agressão à babá – em um campo de futebol localizado na mesma região em que o tarado foi pego. A vítima estava na delegacia prestando queixa do ataque quando chegou SILVA NETO, prontamente identificado por ela. Com a prisão começam a aparecer novas vítimas. A estudante T.B.S, de 14 anos, estuprada na manhã do dia 24 de setembro, um sábado. Foi essa garota vítima do marginal no mesmo local em que ele foi preso. Com o boletim de ocorrência da estudante já são três as supostas vítimas de SILVA NETO. Pode haver outras.

CONDENADO a 23 anos e seis meses de cadeia CLAUDINO DOS SANTOS COELHO, o “XUXA”, o sexto acusado de participar do assassinato do jornalista TIM LOPES. Pelo 1º Tribunal do Júri do RIO DE JANEIRO.

Uma série de explosões quase simultâneas ocorreu hoje em áreas turísticas de BALI, na INDONÉSIA, causando a morte de pelo menos 36 pessoas e ferindo 103. Foram atingidos os balneários de JIMBARAN, cujos conhecidos restaurantes de frutos do mar estavam cheios e de KUTA, onde há três anos morreram 202 pessoas em ataques terroristas. Entre as vítimas de hoje havia turistas estrangeiros. De acordo com o presidente da INDONÉSIA, SUSILO BAMBANG YUDHOYONO, não há dúvida de que as detonações foram causadas por terroristas. O presidente não descartou que aconteçam outros atentados. Autoridades suspeitam que os responsáveis tenham sido terroristas ligados à rede AL-QAEDA. As autoridades confirmaram duas explosões em JIMBARAN e uma em KUTA. Também teria havido explosões na praia de NUSA DUA. Os novos ataques aconteceram quase três anos depois que, em 12 de outubro de 2002, morreram 202 pessoas em ataques na praia de KUTA, a maioria estrangeiros. Os atentados, à época, foram atribuídos ao grupo militante JEMAAH ISLAMIYAH, ligado à rede terrorista AL-QAEDA. Entre as vítimas de 2002, havia um brasileiro, o terceiro-sargento do Exército MARCO ANTÔNIO FARIAS, de 24 anos, que fazia parte de uma missão da ONU no TIMOR LESTE, e visitava BALI em sua folga.

LIBERTADOS 500 presos que estavam em ABU GHRAIB e nada tinham a ver com ataques terroristas cometidos contra as tropas americanas.

2 006    :      -    DOMINGO     14     115113   20420113
Pesquisa DATAFOLHA realizada ontem e anteontem em todo o país revela que desapareceu a vantagem do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre seus adversários e que ele agora tem 50% dos votos válidos. Seus oponentes juntos também alcançam 50%, sendo que GERALDO ALCKMIN tem 38% dos votos válidos.
O resultado torna virtualmente impossível determinar se LULA vencerá ou não a eleição em primeiro turno hoje. Em um eventual segundo turno, segundo a pesquisa, LULA teria 49% das intenções de voto e ALCKMIN, 44%. A pesquisa confirmou a tendência de erosão nas intenções de voto em LULA, que se acentuou depois do escândalo da compra do dossiê por petistas ligados ao PALÁCIO DO PLANALTO contra seus adversários tucanos.
Levantamento realizado na quarta-feira, dia 27, um dia antes do debate promovido pela TV GLOBO, ao qual o petista não foi, mostrou LULA com 53% dos votos válidos, o que lhe garantia a vitória em primeiro turno, ainda que apertada. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, LULA pode ter agora entre 48% e 52% dos votos válidos – o mesmo que a soma de seus adversários nos dois extremos da margem de erro da pesquisa.
Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e os indecisos. A terceira colocada na disputa, a candidata HELOÍSA HELENA manteve os 9% das intenções de voto captados no levantamento do dia 27. CRISTÓVAM BUARQUE apareceu com 2% e os demais candidatos não pontuaram na pesquisa realizada.
  
Neste domingo, quando o BRASIL vai às urnas, levanto mais cedo para cuidar de meus papéis, visto que sairei de casa no período da tarde para exercer o meu direito de escolher os candidatos para: PRESIDENTE, GOVERNADOR, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL e ESTADUAL.
Após o almoço, embarco numa van lotadíssima, por volta das 13:30 horas. Vou até à Avenida LIBERDADE, nº 532, onde está situada a minha seção de votação, na FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO “ÁLVARES PENTEADO”. Apenas uma pessoa na minha frente. É muito fácil exercer o direito de voto. Escolho: para Deputado Federal – CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA (3638); para Deputado Estadual – CÉLIA MARCONDES (43 099); para Senador – EDUARDO SUPLICY (131); para Governador – JOSÉ SERRA (45) e, para Presidente – GERALDO ALCKMIN (45). Por volta das 14:30 horas já estou novamente em casa.
Terminada a eleição, passo a assistir o desenrolar da apuração pela BANDEIRANTES. JOSÉ SERRA vence em SÃO PAULO em primeiro turno. Conforme vão sendo apurados os votos, há uma forte tendência de que haja segundo turno para a presidência da República.

O PSDB foi o grande vencedor no Estado de SÃO PAULO das eleições de hoje. Na disputa pelo PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, JOSÉ SERRA confirmou o favoritismo que as pesquisas apontavam desde o início da campanha e bateu seu principal adversário, o petista ALOÍZIO MERCADANTE, por 57,9% a 31,6%. Esta foi a primeira vez que a disputa paulista foi decidida na primeira votação desde que foi instituído o sistema de dois turnos. “Foi a vitória de uma campanha limpa”, disse SERRA no discurso da vitória. O ex-prefeito paulistano superou os 12 milhões de voto. Em sua fala, SERRA abriu a campanha do segundo turno da disputa presidencial. “Esta eleição foi um sim à democracia, à pluralidade e à legalidade. O povo de SÃO PAULO disse sim à campanha limpa, disse sim à nossa biografia, disse sim às nossas propostas e disse não às tramóias”.
Mas a grande conquista tucana neste domingo eleitoral ficou por conta da passagem do ex-governador paulista GERALDO ALCKMIN para o segundo turno, que será realizado em 29 de outubro. Numa disputa voto a voto, LULA – que liderou a corrida eleitoral desde o início, o tempo todo com intenções de votos suficientes para liquidar a eleição no primeiro turno – não conseguiu superar os 50% que lhe dariam a vitória hoje. O petista ficou com 48,6% da preferência (cerca de 46,5 milhões de eleitores indicaram seu nome), enquanto ALCKMIN chegou a 41,6%.
O candidato peessedebista venceu em 11 das 27 unidades da federação e sua vitória mais expressiva foi exatamente no Estado de SÃO PAULO, onde superou LULA por 18% pontos percentuais, uma vantagem de cerca de 4,5 milhões de votos. “Venci em 11 Estados. No segundo turno, quem vai ganhar é o povo brasileiro”, disse ALCKMIN após o Tribunal Superior Eleitoral informar a necessidade de nova votação.
A vantagem do presidenciável tucano entre os paulistas, aliás, foi o fator que determinou a realização do segundo turno, já que a diferença entre o presidente LULA e todos os demais candidatos na votação de todo o país foi de cerca de 2,5 milhões de votos.
Os tucanos tiveram uma terceira vitória importante em MINAS GERAIS. AÉCIO NEVES conseguiu a reeleição na disputa pelo governo estadual ainda em primeiro turno com 77% das escolhas dos mineiros.

O petista EDUARDO SUPLICY foi reeleito para o terceiro mandato no Senado Federal por SÃO PAULO. Com 99,95% dos votos apurados, ele obteve 47,82% (8.982.010) e venceu seu principal oponente, o pefelista GUILHERME AFIF DOMINGOS, que teve 43,71%.

O costureiro e ex-apresentador CLODOVIL HERNANDEZ foi eleito deputado federal por SÃO PAULO com 493.763 votos (com 99,95% de apuração. Ele foi o terceiro mais votado, depois de PAULO MALUF e CELSO RUSSOMANNO.
Os candidatos a deputado estadual mais votados são: CAMPOS MACHADO, PEDRO TOBIAS, RODRIGO GARCIA, RUI FALCÃO, PAULO ALEXANDRE BARBOSA, GIL ARANTES, VAZ DE LIMA, DARCY VERA, ANALICE FERNANDES, BERALDO, VALDOMIRO LOPES, CÉLIA LEÃO, BRUNO COVAS, ORLANDO MORANDO, ANDRÉ SOARES, ALICE, MARIA LÚCIA AMARY, BARROS MUNHOZ, CELSO GIGLIO, MAURO BRAGATO, SAMUEL MOREIRA, CELINO CARDOSO, SIMÃO PEDRO, MARIO REALI, CORONEL PM Ref. ÉDSON FERRARINI.
Os mais votados para a Câmara Federal: PAULO MALUF, CELSO RUSSOMANNO, CLODOVIL, ENÉAS, EMANUEL, PAULINHO DA FORÇA, ÉDSON APARECIDO, MÁRCIO FRANÇA, THAME, LUÍZA ERUNDINA, PINOTTI, RENATO AMARY, ARNALDO JARDIM, REINALDO NOGUEIRA, JOÃO PAULO CUNHA, WÁLTER FELDMAN, DUARTE NOGUEIRA, ARLINDO CHINAGLIA, TRÍPOLI, ARNALDO MADEIRA, RICARDO IZAR, ANTÔNIO PALOCCI, FRANK AGUIAR, JILMAR TATO, VANDERLEI MACRIS, ZARATINI, SILVINHO PECCIOLI, SÍLVIO TORRES, ADEMIR CLETO, MILTON MONTI, PAULO RENATO SOUZA, JOSÉ EDUARDO CARDOSO, NELSON MARQUEZELLI, VACCAREZA, LOBBE, JANETE PIETÁ, ARNALDO FARIA DE SÁ, WILLIAM WOO, PAULO TEIXEIRA, RICARDO BERZOINI, FERNANDO FUAD CHUCRE, ANTÔNIO BULHÕES, PANNUNZIO, FRANCISCO ROSSI, JOSÉ MENTOR, VALDEMAR COSTA NETO, GUILHERME CAMPOS, WÁLTER IHOSHI, MICHEL TEMER, GENOÍNO, VICENTINHO, PAULO LIMA.
A votação maciça em CLODOVIL beneficiou o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, pois o costureiro trouxe para o seu partido mais dois companheiros. Um deles é o JAIRO. 

A Força Aérea Brasileira localizou hoje os dois primeiros corpos das vítimas do vôo 1907 da GOL. Segundo os médicos legistas, apesar do adiantado estado de decomposição, a identificação dos corpos não será difícil. Mas, os militares envolvidos na operação do resgate já admitem que nem todos os corpos das 155 vítimas do acidente sejam encontrados. “É muito difícil que consigamos localizar todos os passageiros. O avião se desintegrou”, disse o brigadeiro JORGE KERSUL, que comanda as buscas e o resgate na densa vegetação onde foram localizados os destroços do avião. Enrolados em sacos plásticos, os dois corpos foram levados de helicóptero do local do acidente para uma base da FAB na FAZENDA JARINÃ. De lá, seguiram num avião BANDEIRANTES para a base da Aeronáutica em CACHIMBO, no Sul do PARÁ.
Eram pouco mais de 16 horas quando os primeiros peritos-legistas desceram de rapel para examinar os destroços do BOEING 737-800 que caiu no final da tarde de sexta-feira. Começava então o trabalho de identificação dos corpos das 155 vítimas. Numa região de mata densa e terreno acidentado, aonde as árvores chegam a ter 40 metros de altura, o resgate é lento e, segundo estimam os militares, poderá durar até 15 dias. Os destroços do avião se espalham por uma área maior que de um campo de futebol. E não há o menor sinal de que possa haver um sobrevivente. Hoje à tarde, 60 militares da Força Aérea Brasileira e do Exército a\inda trabalhavam para abrir uma clareira no local do acidente. A idéia é desmatar uma área de 30 metros para facilitar a recolha dos corpos e o trabalho de investigação do acidente.
O local da queda fica a 40 quilômetros da sede da fazenda JARINÃ, onde há uma pequena pista de pouso e a FAB montou uma base, de onde darão suporte aos homens que estão na mata revirando terra e pedaços de metal retorcido em busca dos corpos.
Chegar ao local do acidente, só de helicóptero. E como a clareira ainda não está aberta, os militares têm que descer de rapel até o solo. No cansativo trabalho de abertura da clareira, militares usaram motosserras. A derrubada das enormes árvores é lenta. Cada tronco cortado é carregado no ombro porque não há como levar veículos até o local.  

A dupla brasileira RICARDO e EMANUEL garantiu o tetracampeonato do Circuito Mundial de Vôlei de Praia mesmo com o quarto lugar na etapa de VITÓRIA (ES), neste domingo. O feito foi possível porque os únicos que ainda poderiam alcançá-los no ranking, os brasileiros MÁRCIO e FÁBIO LUIZ, terminaram em quinto lugar e não têm mais chance de fazer mais pontos do que eles.

Com muitas flores na PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, bandeiras vermelhas por todas as partes e queima de fogos em HOHG KONG, a CHINA comemorou hoje o 57 º aniversário de fundação da República Popular. Em discursos, seus lideres proclamaram que, neste século, o país se transformará em uma superpotência política e econômica.
“transformaremos a CHINA em um país moderno, próspero, altamente civilizado e harmonioso”, disse o primeiro-ministro WEN JIABAO, em discurso no Grande Palácio do Povo. Destacou que o país “saberá avançar com segurança, como se fosse um navio gigante, contra todos os ventos e marés”.

O tufão tropical XANGSANE atingiu hoje o centro do VIETNÃ, arrancando árvores e postes e cortando a eletricidade e as linhas telefônicas. Pelo menos seis pessoas morreram e 51 ficaram feridas, segundo levantamento do centro nacional de gestão das catástrofes naturais, que instalou uma base num hotel de DANANG, no centro do país. Mais de 300 mil pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do tufão. O XANGSANE provocou 76 mortos ao passar pelas FILIPINAS na semana passada.

A crise política palestina agravou-se hoje com confrontos na FAIXA DE GAZA entre as forças de segurança do governo da AUTORIDADE PALESTINA – controladas pelo grupo islâmico HAMAS – e as da presidência, comandadas pelo partido laico FATAH. Oito pessoas morreram, incluindo um menino e outros dois civis, e 80 ficaram feridas. Um membro de guarda presidencial do presidente da AP, MAHMUD ABBAS, foi morto. Essa foi a maior irrupção de violência na região desde que o HAMAS venceu as eleições parlamentares da AP, em 25 de janeiro. O estopim do confronto foi uma manifestação de policiais, em GAZA, pedindo o pagamento de seus salários atrasados desde março. O ministro do Interior, SAID SEYAM, do gabinete do governo do HAMAS, mandou suas forças de segurança para as ruas, para evitar distúrbios. Em resposta, a polícia palestina, leal ao FATAH, bloqueou ruas na cidade de KHAN YUNIS, no sul da FAIXA DE GAZA, e trocou tiros com o contingente enviado por SEYAM para coibir os protestos.
Em outro incidente grave, a milícia do HAMAS invadiu a casa de um líder da segurança da presidência da AP e prendeu cinco guarda-costas. Houve ainda choques entre as duas facções num hospital de GAZA onde os feridos eram medicados. Como resultado, mais cinco pessoas ficaram feridas. Os enfrentamentos também se estenderam para a CISJORDÂNIA.

Preso o cantor inglês GEORGE MICHAEL, 43 anos, depois de cochilar na direção do carro e criar problemas de tráfego em LONDRES. Ele também levava maconha na hora da autuação. Em fase de decadência na vida pessoal e tentando se recuperar na carreira artística, MICHAEL teve nada menos que quatro incidentes de trânsito nos últimos oito meses. Ele foi liberado após prestar depoimento. Em LONDRES.
  

2 007     :    -    SEGUNDA-FEIRA
Dois eventos significativos transformaram o meu final de semana, geralmente tranqüilo e dedicado ao lar, em momentos importantes para os destinos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. No sábado, dia 29, o Comandante do 7º BPMM, TENENTE-CORONEL PM LUCINDA TELHADA, levou para o LARGO DO AROUCHE, local histórico da cidade de SÃO PAULO, a cerimônia dos 75 anos de Encerramento do Movimento Constitucionalista de 1932, com a cessação das hostilidades. Ontem, em plena PIRES DO RIO, uma das mais tradicionais artérias de SÃO MIGUEL PAULISTA, os dirigentes do núcleo (caçula) da Sociedade Veteranos de 32-MMDC uniram o Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista com os 385 anos daquela região. Mas as solenidades e participação do MMDC em reuniões importantíssimas começa hoje com mais uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial e, às 19 horas, com a nossa participação na inauguração da CASA DA MEMÓRIA DO BIXIGA. Amanhã, teremos um dos pontos altos do calendário da Sociedade, o 75º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista de 1932, no IBIRAPUERA.   
     
DIÁRIO DE SÃO PAULO – PÁGINA A9
PM RÉU DO CARANDIRU SOBE DE POSTO
Coronel acusado de homicídio na época, hoje é o terceiro da hierarquia da corporação.
Dos oficiais da Polícia Militar diretamente envolvidos na invasão à antiga Casa de Detenção, em outubro de 1992, ARIVALDO SÉRGIO SALGADO é aquele que ocupa o cargo de mais destaque hoje: chefe de gabinete do Comando Geral da PM, o terceiro na hierarquia da corporação. A ação no CARANDIRU completa amanhã 15 anos. Morreram 111 detentos na ocasião.
No caso de SALGADO, réu por homicídio, o massacre dos presos não foi obstáculo à ascensão militar. Na época, o oficial da PM era capitão do Comando de Operações Especiais. De lá para cá, foi promovido três vezes. Na última, virou coronel, patente mais alta da PM, obtida só por merecimento. 
Na denúncia feita pelo Ministério Público, são creditadas ao coronel SALGADO as oito mortes ocorridas no terceiro andar do Pavilhão 9, invadido sob o comando do oficial. Assim como os demais acusados, o militar até hoje não foi julgado.
Outros dois oficiais que agiram no CARANDIRU continuam na ativa, comandando batalhões de polícia. Mas a maioria dos réus do massacre já foi para a reserva. Governador na época, LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO admite que o caso prejudicou sua carreira. “Sem dúvida nenhuma, seria muito melhor se não tivesse ocorrido. Seu telefonema é prova disso. Você está ligando para mim, 15 anos depois, para falar sobre isso”, disse ele.
FLEURY é procurador de Justiça aposentado e atua como advogado. Ao relembrar o caso, ressalta que não estava em seu gabinete quando foi ordenada a invasão. “Mas, se eu estivesse, teria dado a ordem para entrar. A invasão foi legítima, havia uma situação já com nove mortos, tentativa de fuga e um presídio em chamas”, disse. “A responsabilidade política – veja bem, política – é minha”. O aval à invasão teria partido do então secretário de Segurança, PEDRO FRANCO DE CAMPOS. “Não falo com a imprensa sobre nada”, disse ele.
LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO – Governador do Estado de 1991 a 1994, viu a carreira política ruir depois da invasão à Casa de Detenção do Carandiru. Foi deputado federal, mas não conseguiu a reeleição em 2006.
PEDRO FRANCO DE CAMPOS – Secretário de Segurança exonerado dias depois do massacre. É procurador do Ministério Público Estadual (MPE) e, neste ano, votou a favor da permanência no MPE do promotor Thales Schedl, réu confesso de um assassinato.
JOSÉ ISMAEL PEDROSA – Diretor da Casa de Detenção, após o caso, foi designado para a direção da Casa de Custódia de Taubaté, unidade em que foi fundado o PCC dez meses depois do massacre. Foi assassinado em 3 de outubro de 2005, a mando da facção criminosa.
UBIRATAN GUIMARÃES – Comandante da Ação Militar, foi para a reserva. Virou deputado estadual em 1997. Em 2001, foi condenado a 632 anos de prisão, sentença anulada em 2006. Foi assassinado em setembro do ano passado. A principal suspeita é a ex-namorada do coronel.
WILTON BRANDÃO PARREIRA FILHO – Era comandante do policiamento de choque. Ao ir para a reserva, foi promovido a coronel. É co-réu em acusação de homicídio.
ANTÔNIO CHIARI – Era comandante da Rota. Em 1994, por merecimento, foi promovido a coronel da PM. Hoje, está na reserva. É réu em acusação de homicídio.
LUIZ NAKAHARADA – Foi para a reserva neste ano como tenente-coronel. Em agosto passado, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de “cidadão paulistano”. É réu, acusado de matar cinco presos.
RONALDO RIBEIRO DOS SANTOS – Era capitão e estava na Rota. Foi para a reserva. É réu em acusação de homicídio.
ARIVALDO SÉRGIO SALGADO – Era do Comando de Operações Especiaisi (COE). Foi promovido a coronel e é o atual chefe de gabinete do Comando Geral da PM. É réu em acusação de homicídio.
VÁLTER ALVES MENDONÇA – Chefiou a tropa que teria matado 73 detentos no segundo andar do Pavilhão 9. Hoje, é tenente-coronel e comanda o 19º Batalhão da PM, na Zona Leste. É réu em acusação de homicídio.
WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA – Era do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Hoje, é tenente-coronel e comanda o 26º Batalhão da PM, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. É réu em acusação de homicídio.

JORNAL DA TARDE PÁGINA 14B ESPORTES

Há exatos 30 anos, o futebol chorou. “Amor, amor, amor” foram as últimas palavras, com lágrimas, sob uma fina chuva. O mundo, viu, pela última vez, o maior jogador desfilar sua categoria em campo e vibrar com a marcação de um gol. No dia 1º de outubro de 1977, PELÉ deu o adeus definitivo aos campos (já havia se despedido da Seleção Brasileira em 1971 e do SANROS em 1974) e encerrou uma era, com oúltimo jogo como profissional no amistoso entre o COSMOS, em NOVA YORK, e o time alvi-negro, vencido por 2 a 1 pelos americanos – com um gol dele.
O privilégio de ver este último jogo foi de 75.646 pessoas no estádio e milhões de outras pelo mundo. Após 22 anos de carreira, 1.284 gols em 1.375 jogos, vários títulos pelo SANTOS, e pela SELEÇÃO BRASILEIRA, onde foi tricampeão mundial. Marcas que não foram e dificilmente serão igualadas. Num mundo onde a GUERRA FRIA já fazia parte do cotidiano das pessoas e o BRASIL vivia um ditadura militar, o Rei do Futebol era o exemplo.
“Parece que foi ontem que eu tive aquela despedida maravilhosa. Depois de todas as glórias, aquela despedida marcou muito a minha vida, pois eu tinha realizado um grande sonho e vencido o grande desafio de tornar o nosso futebol um grande esporte conhecido e hoje o mais praticado entre os jovens americanos de ambos os sexos”, diz. “Foi a primeira vez que o BRASIL vendeu um know-how para os americanos, o que é uma honra para mim, que sou brasileiro.
Esse foi o motivo que o levou para lá em 1975, um ano depois de ter saído do SANTOS, numa oferta de 4,750 milhões de dólares da WÁRNER. Nas três temporadas que disputou, foi campeão uma vez. Lá, marcou o gol de meio-de-campo que não conseguiu na COPA DO MUNDO DE 1970, contra a TCHECOLOSVÁQUIA, em 19 de junho de 1977, contra o TAMPA BAY.
No último jogo, meio tempo em cada time. No primeiro, aos 43 minutos, marcou o último gol, numa cobrança de falta, sem chance para o santista ERNANI – que ele reitera não ter sido combinado, como chegou a ser cogitado. Com o apito final, tudo acabava. O estádio aplaudiu de pé. Depois disso PELÉ virou executivo, ganhou muitos prêmios e continua mais conhecido que o PAPA. Tinha medo de ser esquecido. Mas o REI DO FUTEBOL, passados 30 anos, não perdeu a majestade.

O mês de outubro começa com uma reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, marcada para a tarde desta segunda-feira. Passo correndo pelo MMDS, onde deixo o MAJOR VICTÓRIO à testa da Entidade e, também apressado, pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por volta das 15 horas, estou chegando na Associação Comercial. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, ali já se encontra, conversando com outros membros da Comissão. Comparecem: o coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO; o secretário VIVIANO FERRANTINI; ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, FRANCES DE AZEVEDO, GAETANO BRANCATI LUIGI, GIAMBATISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ (extremamente alegre por ter sido indicado para receber amanhã a Medalha “Governador PEDRO DE TOLEDO” – escreve uma carta sobre esse assunto, que é lida pelo GIANNOCCARO), JÁCOMO SPAMPINATO NETO, JORGE LUIZ DA COSTA, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MARIA CECÍLIA NACLÉIO HOMEM, MILTON FERNANDES, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, OG POZZOLI, VALDIR ABDALLAH, MAJOR PÍCOLO, VILMA GAGLIARDI, ANA CAROLINA)
GIANNOCCARO dá uma importância muito grande ao evento de amanhã – 75 anos do término da Revolução Constitucionalista de 1932. Em nome da Sociedade, faço um balanço do que foi este ano de lutas e de imensas vitórias, principalmente no que se refere ao Jubileu de Diamante da Revolução de 1932, com dimensão nacional.
Outro assunto de relevância discutido nesta tarde é o DIA DA BANDEIRA. As Distritais irão eleger uma escola em cada lugar de atuação para serem homenageadas com distribuição da Bandeira Nacional e de folders comemorativos.
Ainda foram apresentados assuntos diversos e a reunião vai terminar por volta das 16:30 horas. Durante um bom tempo ficamos conversando com as pessoas presentes. O MILTON, como sempre, fala de sua khronopédia, que vai se estendendo seus tentáculos conforme o planejado. Ontem mesmo vi que muita coisa relativa ao Movimento Constitucionalista já estão instaladas.
O CORONEL MENDES está no Grande Oriente e não participou dessa reunião. O GINO explicou essa situação ao GIANNOCCARO.
Com o presidente, retornamos ao MMDC. Atendemos vários telefonemas, quase todos relativos ao evento de amanhã no IBIRAPUERA.
O GENERAL BUENO faz uma ligação telefônica para o GINO. Diz que a Juíza da 32ª Vara Cível MARIA LÚCIA RIBEIRO DE CASTRO PIZZOTTI MENDES despachou em 21 de setembro determinando que FIAMMETTA EMENDABILI pague as custas periciais no prazo de quinze dias. Fixou um prazo de dez dias para serem feitas as perícias exigidas pela AD SERVICE e TESS, no sentido de se esclarecer se houve danos ou não no restauro do Monumento Mausoléu. Também determinou que os autos não saiam mais do cartório, evitando-se morosidade.
Curioso por ver esse despacho da juíza, entro em contato com o ROMAGNOLI. Ele extrai o despacho, via Internet e me manda.
Por volta das 18 horas, deixamos a Sociedade e, de táxi, vamos para a RUA 13 DE MAIO. Ali, encontramos o WÁLTER TAVERNA cuidando da “CASA DA MEMÓRIA DO BIXIGA”, de cuja Entidade é o presidente. Conhecemos essa maravilha criada pelo TAVERNA. Ele sempre está “inventando” qualquer coisa. Uma dessas suas invenções é a dos sósias. Estão presentes hoje: PAPA JOÃO PAULO II, CHACRINHA, CHARLES CHAPLIN, jogadores de futebol, artistas de cinema, etc. O WÁLTER TAVERNA é muito querido no BIXIGA. Em pouco tempo, a “TRATORIA DA CONCHETA” enche de pessoas. Entre elas: HERNÂNI DONATO, NELLY CANDEIAS, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e suas amigas, ROMAGNOLI e muitas outras.
Uma banda anima a entrada do restaurante (o CARLITOS não pára de dançar); um cantor já nosso conhecido entoa músicas internacionais, como o “MY WAY”. ROMAGNOLI não pode ficar muito tempo porque o seu sogro, o FLÁVIO (filho do falecido Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA), está aniversariando hoje.
Depois das 20 horas, o GINO, visivelmente cansado, também quer ir para casa. Acompanho-o. Pegamos um táxi. Desço na estação PARAÍSO do Metrô. Retorno também para meu lar.  
             
Para impedir as investigações e apressar a absolvição do senador RENAN CALHEIROS, o presidente do Conselho de Ética, LEOMAR QUINTANILHA, escolheu hoje para relator de dois dos três processos contra o presidente do Senado o mais destacado membro de sua tropa de choque, o senador ALMEIDA LIMA. As investigações no conselho ainda nem começaram, mas os aliados de RENAN já dizem com que argumentos querem absolvê-lo. O Conselho de Ética tem reunião amanhã, depois de ter paralisado os trabalhos por quase um mês. Será analisada a proposta de se unificar os dois processos a cargo de ALMEIDA LIMA, embora os casos sejam muitos diferentes um do outro. “É um tapa na cara da opinião pública”, reagiu o senador oposicionista CRISTÓVAM BUARQUE.

SEM-TETO de cinco diferentes centrais – a maioria ligada ao PT – promoveram manifestações hoje em 15 cidades de 14 Estados. Cerca de dez mil manifestantes fecharam as principais avenidas de SALVADOR e RECIFE. Os pernambucanos entraram em confronto com a polícia e oito pessoas ficaram feridas. Em SÃO PAULO, dois prédios foram invadidos na região central. Em número de cidades envolvidas, a mobilização é maior do que a batizada de ABRIL VERMELHO, este ano, em que foram registradas 22 invasões de prédios e terrenos em 10 Estados. Desta vez, no entanto, houve ocupação somente em SÃO PAULO e no RIO DE JANEIRO. Nas demais cidades foram feitos atos públicos.

O apresentador LUCIANO HUCK, da TV GLOBO, teve o relógio ROLEX, roubado por motoqueiros, na última quinta-feira, no ITAIM BIBI, zona sul. Ele estava em um automóvel, acompanhado do empresário FERNANDO DI GÊNIO BARBOSA, presidente da TV e Rádio MIX FM, quando, ao parar em um semáforo da Rua Doutor RENATO PAES DE BARROS – onde também funciona o 15º Distrito Policial – uma moto emparelhou. O garupa apontou um revólver calibre 38 para a cabeça de HUCK e exigiu o relógio, que pode custar até 48 mil reais.

O capítulo de estréia de “DUAS CARAS”, que registrou hoje 40 pontos no IBOPE – mesma audiência do primeiro dia de “PARAÍSO TROPICAL” – dividiu-se na apresentação de dois núcleos: o do líder JUVENAL ANTENA (ANTÔNIO FAGUNDES) e o do vigarista ADALBERTO RANGEL (DALTON VIGH).
Intercalando cenas no PARANÁ com imagens do RIO, o primeiro capítulo da trama de AGUINALDO SILVA mostrou RANGEL colocando em prática tudo o que seu mestre, HERMÓGENES (TARCÍSIO MEIRA), ensinou. Ele já se infiltrou na casa de MARIA PAULA (MARJORIE ESTIANO) para se aproveitar da jovem órfã.
Ao mesmo tempo, ANTENA resolveu se rebelar e tomar as dores dos trabalhadores da construtora GPN, criando a favela da PORTELINHA.

Nesta segunda-feira, PAULO AUTRAN aproveitou sua participação na festa do 3º Prêmio BRAVO! de Cultura para anunciar que não poderá mais trabalhar como ator, devido a seu delicado estado de saúde. “Infelizmente, não poderei mais fazer o que mais gosto na vida, que é atuar”, disse ele, que chegou ao palco de cadeira de rodas e sem largar o cigarro até minutos antes de fazer o anúncio. Há três meses, o ator foi internado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, após sentir fortes dores no peito e apresentar um quadro infeccioso. Com 85 anos, PAULO AUTRAN acumula uma impressionante carreira na tevê e nos palcos, onde contabiliza 90 montagens teatrais.

Um atentado suicida deixou hoje 16 mortos na cidade de BANNU, noroeste do PAQUISTÃO. De acordo com informações, o ataque teria sido cometido por uma mulher. No entanto, segundo a agência de notícias REUTERS, o suicida seria um homem vestido com uma burca, que detonou seus explosivos próximo a um ponto de ônibus.
O ataque aconteceu em meio a tensão política que toma conta do país em razão das eleições presidenciais de sábado. Hoje, a Comissão Eleitoral publicou a lista dos cinco candidatos na disputa – entre eles, o atual presidente, PERVEZ MUSHARRAF. O general, que está no poder desde 1999, disputará seu terceiro mandato de cinco anos.

O físico WOLFGANG “PIEF” PANOFSKY, que participou do Projeto MANHATTAN e, mais tarde, lutou pelo controle global das armas nucleares, morreu há uma semana, aos 88 anos, nos ESTADOS UNIDOS. Físico de partículas, ele foi consultor do projeto entre 1943 e 1945, quando ajudou a desenvolver a primeira bomba atômica. Ele se tornou depois crítico da corrida nuclear.  

A cantora pop americana BRITNEY SPEARS perdeu a custódia de seus filhos, SEAN PRESTON e JAYDEY JAMES, para o ex-marido, o rapper KEVIN FEDERLINE, até segunda ordem. O juiz SCOTT GORDON, da Corte Superior de LOS ANGELES, declarou hoje, que KEVIN terá a guarda dos filhos a partir de 3 de outubro às 12 horas.
O juiz concluiu que BRITNEY é uma usuária assídua de álcool e substâncias controladas. Hoje, o advogado do rapper, MARKK VINCENT KAPLAN, esteve na Corte Superior de LOS ANGELES, para alegar que a cantora dirigia sem carteira de motorista na última semana, acompanhada dos filhos, quando se envolveu numa batida de carro na CALIFÓRNIA. A cantora quebrou um dos faróis de seu carro e amassou a lataria do veículo, ao tentar sair de um estacionamento.

2 008     :        -     QUARTA-FEIRA
A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem a honra de convidá-lo para a homenagem ao poeta PAULO BOMFIM pelo seu natalício, a realizar-se no dia 1º de outubro de 2008 (quarta-feira), às 18:30 horas, no “SALÃO DOS PASSOS PERDIDOS”, 2º andar – Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/ nº - São Paulo SP. 

Reconhecidamente a maior paixão nacional, o futebol ganha, enfim, o seu templo. Sob as arquibancadas do Estádio Municipal PAULO MACHADO DE CARVALHO (PACAEMBU), em SÃO PAULO, será aberto à visitação do público, nesta quarta-feira, o MUSEU DO FUTEBOL, com 6.900 metros quadrados e 15 salas que retratam uma das principais – se não a maior de todas – manifestações culturais brasileiras.
A idéia é que o espaço não exiba apenas os lances mais geniais dos craques da bola, mas também contextualize a importância do esporte para o País. De que maneira uma atividade típica da elite branca inglesa conquistou tantos adeptos numa nação de mestiços? Como algo tão popular interessou tanto como grandes artistas como VILLA-LOBOS e PORTINARI? Essas e todas as demais perguntas despertadas pelo tema serão respondidas na visita ao museu – que, para fins didáticos, foi dividida em três eixos: emoção, história e diversão.
O percurso proposto começa no saguão de entrada, que se eleva em um grande vão livre de pé direito triplo. A partir daí, o visitante avança ao longo de dois pavimentos por um percurso contínuo, de 150 metros de extensão, em meio à estrutura aparente dos avessos da arquibancada.
Conectando as alas leste e oeste, no segundo andar, existe uma passarela de madeira e vidro com bancos, que é um dos destaques do novo projeto arquitetônico. “Ela permite que o visitante, no meio da experiência, tenha um descanso. Ele pode se sentar e observar o movimento da PRAÇA CHARLES MILLER. E quem está nela também consegue ver as pessoas cruzando as passarelas”, explica MAURO MUNHOZ, arquiteto responsável pelo projeto.

Ao chegar na Sociedade, por volta das 13 horas, encontro o CORONEL MENDES cuidando ainda da grade dos recipiendários da Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO, para amanhã. Irá entregar ofícios de outorga e a MARINEI deverá ir até o Conselho de Honrarias e Mérito para buscar os diplomas. Ainda não tomei conhecimento da lista das autoridades que irão ser condecoradas. Neste ano houve muita confusão nisso tudo. Meu colega de turma está profundamente amolado com uma mensagem passada pela Internet pelo ROMAGNOLI, onde discute um mal-entendido sobre “venda de medalhas” pelo núcleo de GUARULHOS. Pretende o MENDES inquirir o ROMAGNOLI por ocasião da festa de amanhã. É mais um caso lamentável que está acontecendo no MMDC, uma Casa que sempre enfrenta discórdias entre associados.
O MENDES e o GINO fizeram ontem à noite uma palestra sobre a Revolução, na loja maçônica BANDEIRA PAULISTA, na LAPA. Diz o MENDES que o presidente foi para casa já bem tarde da noite e está cansado hoje. Como não há necessidade de sua presença, o MENDES combina com ele a assinatura dos diplomas amanhã cedo, antes do início da solenidade. Ele também não fica muito tempo no MMDC, face seus compromissos no GRANDE ORIENTE.
Converso com o MAJOR VICTÓRIO sobre problemas do MMDS com relação à parte financeira. Teria o CAPITÃO CRISTIANO devolvido quinhentos reais emprestados ao caixa e gastos sem meu conhecimento. O ASPIRANTE DANILO vai aprendendo a se comportar na Entidade. 
Comparece um filho de veterano na Sociedade, FERNANDO. Quer adquirir uma coleção de documentos que fora idealizada por ocasião das comemorações dos cinqüenta anos da Revolução Constitucionalista (1982). Durante um bom tempo conversa comigo, sempre com interrupções causadas por telefonemas de pessoas que querem saber de notícias do evento de amanhã.   

A forte chuva que atingiu todas as regiões da capital na tarde provocou a queda de uma árvore em cima de uma casa na região de PIRITUBA, sendo o local interditado pelos bombeiros. A cidade ficou em estado de atenção por cerca de duas horas. Houve três pontos de alagamento.

O prefeito GILBERTO KASSAB, candidato à reeleição pelo DEM, aumentou a vantagem sobre o concorrente do PSDB, GERALDO ALCKMIN,  e assumiu o segundo lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com a pesquisa DATAFOLHA divulgada hoje, KASSAB alcançou 27% das intenções de voto e está oito pontos à frente do tucano. MARTA SUPLICY continua liderando a corrida, agora com 35%.

Mulheres de policiais militares se preparam para fechar os quartéis em protesto pelos baixos salários da tropa. A advertência é da presidente da Associação das Esposas de PMs, ANA JOLO. “Estou convocando todas as mulheres, inclusive de policiais civis, para deitarmos na porta dos quartéis e impedir a saída de viaturas”, diz. ANA afirma que os policiais estão insatisfeitos com os salários e cansados de humilhação.
Segundo o deputado MAJOR PM OLÍMPIO, a PM está a um passo de realizar uma operação padrão. “Ninguém fala mais em parar o trabalho, mas apenas em usar os recursos que o Estado disciplina.

O PALMEIRAS sofreu para chegar às quartas-de-final da COPA SUL-AMERICANA. Hoje, no encharcado gramado do PALESTRA ITÁLIA, venceu o SPORT ANCASH, do PERÚ por 1 a 0, gol aos 43 minutos do segundo tempo. O PALMEIRAS irá enfrentar agora o ARGENTINO JÚNIORES. Mas quem roubou a cena foi VANDERLEI LUXEMBURGO. O treinador reascendeu  polêmica com DUNGA e disse se sentir em condições de voltar a dirigir a seleção brasileira.

O MUSEU DO FUTEBOL, no Estádio do PACAEMBU, recebeu seus primeiros visitantes hoje. A estréia foi pontual. Às 10 horas, as bilheterias começaram a vender os ingressos. Quem deu o “pontapé inicial” foi um português. RUI SPÍNOLA, 37 anos, nascido na ILHA DA MADEIRA, e morador de QUEENSLAND, na AUSTRÁLIA, foi a primeira pessoa a comprar ingresso para o museu. Alíás, ele comprou os 20 primeiros. O dono do ingresso número 1 é proprietário e treinador de uma escolinha que ensina futebol a crianças australianas de 9 a 13 anos. Ele excursionava pela cidade com os 15 garotos do time infantil do “COEVER COACHING”. Disposto a não perder a oportunidade de conhecer o novo museu e preocupado com as possíveis filas, o português passou no estádio um dia antes da inauguração para garantir os ingressos, mas foi informado que as entradas ainda não estavam à venda.
Usando linguagem futebolística, daria para dizer que o publicitário FÁBIO ROGÉRIO DE SANTANA, de 28 anos, bateu na trave. Ele foi o primeiro brasileiro a visitar o museu, logo depois do português e das criancinhas australianas. FÁBIO garante que só não foi o “primeirão” por descuido com o horário. “Moro em OSASCO e saí de casa bem cedo”, relata. “Cheguei ao PACAEMBU às 9 horas. Como a bilheteria estava fechada, fui dar uma volta. Quando entrei na fila, os gringos já estavam na minha frente.” O primeiro visitante nacional não é um torcedor muito ligado ao futebol. Praticante de hóquei, ele decidiu conhecer o museu porque estava de folga no trabalho.

Os candidatos à vice-presidência dos EUA, o democrata JOE BIDEN e a republicana SARAH PALIN, fazem amanhã um debate decisivo para o rumo da disputa, em St. LOUIS, no MISSOURI. Para SARAH, particularmente, será uma prova de fogo. Pressionada pela imprensa e, nos últimos dias, por membros do próprio partido que pedem sua renúncia, ela pode derrubar de vez a candidatura de McCAIN caso tenha um desempenho ruim.

Os americanos receberam hoje boas notícias e más também em relação às duas guerras em que seus soldados estão envolvidos. No IRAQUE, as mortes de civis caíram 77% entre junho e agosto, em comparação ao mesmo período de 2007. Mas no AFEGANISTÃO, o governo reconheceu que a milícia do TALEBAN está se fortalecendo e a situação de segurança deve piorar. O PENTÁGONO divulgou um relatório mostrando que a violência no IRAQUE caiu ainda mais nos últimos meses.

Uma nova versão do pacote do governo dos ESTADOS UNIDOS para salvar bancos e financeiras foi aprovado hoje à noite pelo Senado americano, por 74 votos a 25. Além de crescer em termos de documento em relação ao texto rejeitado pela Câmara na segunda-feira – passou de 106 para 451 páginas –ficou mais caro: antes, usaria 700 bilhões de dólares dos contribuintes e, agora, consumirá 850 bilhões, ou cerca de 1,63 trilhão de reais. Motivo: lobistas de vários setores fizeram a festa, aproveitando-se da necessidade do governo de fazer concessões para que parlamentares votassem a favor do pacote. Até senadores que disputam a reeleição fizeram exigências.

2 009     :      -     QUINTA-FEIRA
Leio algumas mensagens que recebo pela Internet. Uma delas é o agradecimento do FLÁVIO AUGUSTO, filho do falecido GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, aniversariante.
Flavio Augusto para mim
Prezado Amigo Coronel Ventura. Bastante sensibilizado com sua mensagem e votos de felicidades, li com muita atenção o que consta do link que acessei. Além das qualidades pessoais que possui, por todos reconhecidas, o seu trabalho de historiador faz com que a admiração ao amigo, sentida por aqueles que o conhecem, seja cada vez maior. Agradeço, com o coração alegre, os cumprimentos que me dirigiu pela passagem de mais um ano de vida. Flávio Pires. 
From: Mario Ventura
Sent: Thursday, October 01, 2009 12:06 AM
To: Flavio Pires
Subject: FELIZ ANIVERSÁRIO
Este é um e-mail enviado pelo CORONEL PM Ref SEBASTIÃO CORRÊA DE CARVALHO:
É totalmente VERO!
Na abertura do Congresso Panamericano do Panathlon International, em abril p.p., o Panathleta Cel Niomar Cyrne Bezerra (Ex-Cmt da ROTA, formado em Educação Física pela EEF da Polícia Militar) sócio do Panathlon Club São Paulo, que atuou como mestre de cerimônias, deu verdadeira aula de civismo, na presença do Corpo Musical e do Coral da PM e principalmente de jovens universitários que abrilhantavam o auditório do Clube Esperia.
Na ocasião, chamou a atenção para o péssimo tratamento de desrespeito que é dado, em nossas partidas oficiais de futebol, ao Hino Nacional, cujas imagens levadas pela TV ao mundo inteiro certamente não eram as mesmas que os visitantes estrangeiros presentes entre nós iriam acompanhar naquele auditório.
Historiou também que os autores de letra e música não trabalharam juntos na sua criação, pois estavam distanciados um do outro por cerca de um século, curiosidade que merece ser ensinada a todos.
A marcha batida que constitui a introdução ao Hino Nacional é obra de um maestro da antiga Força Pública, atual Polícia Militar, Major Músico Antão Fernandes.
Eu sabia que existia uma letra, alguém algum dia a cantou para mim e para alguns amigos, mas só vim fixá-la recentemente, graças à divulgação desse video que vem rodando pela internet há alguns meses, com as excelentes explicações dessa nossa concidadã, a santista Ana Arcanjo, revolucionária constitucionalista de 1932.
Percebam o orgulho dessa senhora em sua voz, em seu porte e nas medalhas que ela ostenta sobre o peito! Mas, sobretudo notam a gravidade das advertências que ela faz sobre o Hino, a Bandeira e ao fato de não se ensinar os jovens que se desviam para a marginalidade.
Numa rápida incursão pelo google, encontrei entre as várias referências sobre o Hino Nacional o link http://www.patriotismo.org.br/default.asp?pag=mostra&Id=247 que vale a pena visitar.
Entrei justamente para buscar alguma citação à marcha batida e é lá que está escrito (o grifo é meu):
"Ainda segundo a lei, a marcha batida, de autoria do mestre de música Antão Fernandes, deve integrar as instrumentações de orquestra e banda, sendo adotada a adaptação vocal, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno (art. 6º, Lei 5.700/71 – texto, idem)".
Os que quiserem sentir a seriedade e a importância da consistente história do Hino Nacional, visitando o site acima, encontrarão atalhos para vários áudios e videos. Um deles é o do Programa "Brasil em Todos os Tempos" apresentado por Geraldo Nunes, na Rádio Eldorado, de São Paulo, com uma ilustrativa entrevista com Elisa, bisneta de Joaquim Osório Duque Estrada, por ocasião do centenário de oficialização da letra de sua autoria. Vide www.hino100anos.com.br
No mesmo programa é entrevistado Tiago José Berg, que escreveu "Hinos de Todo o Mundo", no qual conta a história do Hino Brasileiro cuja letra sofreu 11 modificações até ser oficializada; Fredolino Osório David (especialista em cerimonial); José Everardo Nogueira Junior, professor de lingua portuguesa da PUC SP ("o hino foi escrito numa linguagem formal, não é texto de cultura popular") que explica pormenorizadamente o significado de todo o poema, enfim, uma valiosa contribuição para compreensão da letra do Hino Nacional.
Há os principais erros de quem não sabe cantar, há curiosidades, há até uma versão em tupi guarani!
Só me resta agradecer-lhe por ter feito essa pergunta, pois me fez saber de muitas coisas que eu desconhecia ou apenas sabia superficialmente, o que me mostrou que estamos (todos nós!) precisando de um banho de conhecimento de nossas próprias origens, para delas nos orgulharmos.
Saudações Panathléticas.
Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Presidente Distrito Brasil
2009/9/30 Johnny
Prezado Coronel, Amigos Panathletas BRASILEIROS, alguém conhecia este fato?
Será vero?
Abs
Johnny
DIÓRGENES FERNANDES DE JESUS é candidato ao concurso para ingresso na PMESP. No último exame, o psicológico, foi declarado INAPTO. Em conversa telefônica, na noite de ontem, ele se mostrou angustiado e revelou que possivelmente a conversa que ele teve com a psicóloga a respeito do suicídio de seu pai pode ter causado essa situação.
Como o rapaz é esforçadíssimo e demonstrou qualidades vou tentar ajuda-lo. Compareço na Diretoria de Pessoal e converso com o CORONEL PM DAVID ANTÔNIO DE GODOY sobre esse problema. 
O MAJOR PM VICENTE, Chefe da Diretoria de Alistamento e Seleção, irá receber o candidato DIÓRGENES amanhã cedo. Poderá ser realizada uma nova avaliação.
Na Sociedade, atendemos vários telefonemas acerca da solenidade de amanhã no IBIRAPUERA. É uma data que consta do nosso Estatuto e marca a Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista de 1932.
O GINO e o MENDES não comparecem na Sociedade. Devem estar tratando de assuntos relativos à solenidade de amanhã.
Em casa, nesta noite, leio dezenas de mensagens recebidas pela Internet. Entre elas:
Ventura finalmente consegui falar com o Pazin sobre as suas memórias. Li tb sobre a apresentação do trabalho no CSP, só relendo suas anotações é que consigo lembrar de fatos passados no CSP. Gostaria de informar que na resenha do dia 1out vc disse que o Parreira foi promovido quando passou para a Reserva, na verdade ele era Cel e comandante do Choque quando do evento Carandiru. Para informação sua no dia do fato o Cel Ubiratan estava no QG, mas exatamente na sala do CmtG- Cel Assumpção, conversando pois já se aproximava o fim do expediente. Eu estava presente na sala pois era Chefe da Comunicação Social e subi até a sala para me despedir do CmtG pq neste dia estava casando a Filha do Cel Pazin em Guaratinguetá. Quando estávamos conversando surgiu o então jornalista e radialista- esqueci o nome que faz hoje programa na televisão sobre Proteção ao Consumidor  e é deputado federal- ele estava com um radio de comunicação na mão dizendo que estava havendo um grande tumulto no Carandiru, e que o choque estava indo para o local. De imediato o Ubiratan se despediu e foi para o local. Dai em diante o problema se avolumou, eu não compareci ao casamento e passamos a administrar as informações para a imprensa. Um abraço Isaac
Respondo:
ESTIMADO ISAAC
Tomei a liberdade para "inserir" em minhas memórias as suas preciosas informações e que desconhecia por completo. No ano que vem, se Deus quiser, estarão no blog "se eu tiver gás para isso".
Acabo de lançar no blog o DIA 2 DE OUTUBRO. Para mim tem uma importância em particular porque se trata do 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Mas também conta o episódio do chamado "MASSACRE DO CARANDIRU" e os desdobramentos relacionados após o trágico acontecimento. Também inseri mais um dia de nossas atividades no CSP-87 (estou copiando isso das minhas memórias escritas a mão por causa de você). Por outro lado é salutar porque eterniza aquela passagem tão significativa de nossa vida profissional na querida POLÍCIA MILITAR. 
Amanhã cedo estarei no IBIRAPUERA, como religiosamente faço nos dias 2 de outubro. Gostaria muito que meus companheiros ali estivessem comigo.
Fw: Convite Sociedade Veteranos de 32 - MMDC - Núcleo Lapa
Responder |Nelly Martha Donato
Aos amigos virtuais (também virtuosos?) repasso, com prazer, este convite que acabamos de receber. Como o caro marido está envolvido com esta excelsa Revolução de 32 desde que usava calças curtas (participou de alguns "causos" lá em Botucatu, onde também se lutou) acho uma justa homenagem ao seu amor e dedicação a essa página da história paulista. Sei que segunda-feira é um dia complicado para cumprir compromissos. Só quero que estejam conosco "virtualmente" nesse momento festivo. Grande abraço, Nelly.

Leio no Diário Oficial desta quinta-feira a passagem para a reserva do MAJOR PM ARNALDO LUIZ DO CARMO, do CPI-8 e do TENENTE-CORONEL PM NOEL LEME DA SILVA, do 2º BPM-I.
ARNALDO LUIZ DO CARMO nasceu em 18 de maio de 1959. Entrou para a PMESP no dia 6 de agosto de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 25 de agosto de 1995. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR.
NOEL LEME DA SILVA nasceu no dia 8 de fevereiro de 1956. Entrou para a PMESP em 25 de outubro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 24 de maio de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 2000; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi remarcada para a primeira quinzena de novembro, mas sem dia específico. O exame, que estava agendado para dia 3 e 4 (sábado e domingo), foi cancelado após a reportagem do jornal O ESTADO alertar o Ministério da Educação (MEC) para o vazamento das provas já impressas. Os técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) comprovaram a quebra de sigilo.
A pedido do ministro FERNANDO HADDAD (Educação), que conversou hoje de manhã com o colega da Justiça, TARSO GENRO, a Polícia Federal abriu uma investigação para saber quem são os responsáveis pelo vazamento das provas e onde foi que, ao longo de todo o processo de confecção das perguntas do exame, da produção gráfica, impressão e logística de distribuição aconteceu a violação. Nesta noite, o ministro fez um pronunciamento em emissoras de TV. O MEC colocou na Internet a íntegra da prova.
O cancelamento do ENEM foi hoje o principal assunto nas conversas entre os estudantes de escolas particulares e públicas e de cursinhos universitários. Surpresos com a notícia, eles se dividiram. Parte ficou indignada com o vazamento da prova e questionou a confiabilidade do exame. Os candidatos afirmam que estão se preparando há muitos meses e que o cancelamento da prova a dois dias da realização poderá influenciar negativamente deu desempenho. No entanto, parte dos candidatos ficou satisfeita com o cancelamento, dizendo que, assim, terão mais tempo para estudar.
Os dois homens que derrubaram o exame que custou cinco meses de preparação para mais de 4 milhões de jovens brasileiros sabiam da importância do material que tinham nas mãos: as duas provas do ENEM que seriam aplicadas neste fim de semana. “Isso aqui derruba um ministério.” Em nenhum momento eles deram seus nomes ao ESTADO e por isso serão identificados no texto como “informante” e “sócio”. Os dois tentaram o tempo todo posar de bons moços. O primeiro contato com a redação foi feito pelo informante às 15:30 horas de ontem. “Tenho uma informação sobre o ENEM”, disse, num telefonema.  

A sorte de quatro das metrópoles mais importantes do mundo será lançada, amanhã, em COPENHAGUE. Em eleição cujo resultado é imprevisível, RIO, MADRI, TÓQUIO e CHICAGO disputam a honraria de se tornar a sede dos JOGOS OLÍMPICOS de 2016. Bem mais do que uma escolha esportiva, trava-se, na DINAMARCA, uma guerra pelo voto de cada um dos 106 delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI) – além de uma disputa política e econômica sem precedentes na história do esporte.
Entre eventos oficiais, pesos pesados da política internacional, como presidente do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, e o rei da ESPANHA, JUAN CARLOS, cortejavam os últimos delegados indecisos ou influentes. No jogo da influência política, os EUA e o JAPAO jogam amanhã suas últimas cartadas. Diante da presença de LULA e JUAN CARLOS, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, desembarca em COPENHAGUE para se juntar à primeira-dama, MICHELE, e manifestar – durante quatro horas – seu apoio a CHICAGO, cidade em que consolidou a carreira política. Os japoneses contarão com YUKIO HATOYAMA, recém-empossado primeiro-ministro. O BRASIL aparece pela primeira vez com chances reais de organizar Olimpíada. Nas bolsas de apostas, surge atrás apenas dos norte-americanos. Mas espanhóis e japoneses prometem surpreender.

Os sinais de uma possível saída negociada para a crise hondurenha ganharam força hoje, com uma aproximação entre as condições impostas pelo presidente de facto, ROBERTO MICHELETTI, para entregar o poder, e as concessões que o presidente deposto, MANUEL ZELAYA, declarou estar disposto a fazer. Os dois pontos chaves são a possibilidade de ZELAYA ser julgado pelos supostos crimes que cometeu e a redução de seus poderes numa volta negociada até as eleições de 29 de novembro.
A missão de chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) só desembarcará em HONDURAS, na quarta-feira, se estiverem cimentadas as condições para a negociação de um acordo entre o governo de facto, o presidente deposto, MANUEL ZELAYA, e a FRENTE NACIONAL DE RESISTÊNCIA em um período recorde de até dez dias.

A festa dos 60 anos da CHINA comunista terminou nesta noite com um apoteótico show, que incluiu a surpreendente participação dos engravatados dirigentes máximos do país em um dos números de dança. As celebrações ocorreram sob céu azul e lua quase cheia, depois de dois dias encobertos e com neblina. O extraordinário tempo bom foi em parte resultado dos responsáveis pela meteorologia de PEQUIM, que determinaram o bombardeio com produtos químicos das nuvens que estavam carregadas. Com isso, choveu na madrugada, mas quando o dia amanheceu o céu já estava limpo.
“Os últimos 60 anos da NOVA CHINA provaram que só o socialismo pode salvar o país e só a reforma e a abertura podem desenvolver a CHINA”, declarou o presidente HU JINTAO no discurso que fez depois de passar em revista as tropas que desfilaram diante de convidados reunidos na praça.

O número de mortos no terremoto de 7,6 graus na escala RICHTER que ontem abalou a ILHA DE SUMATRA, na INDONÉSIA, subiu hoje para 1.100, segundo as NAÇÕES UNIDAS. O número deve aumentar nos próximos dias à medida que as equipes de resgates intensificam as buscas sob os escombros da tragédia. Mais de 500 casas e prédios foram destruídos os danificados em PADANG, entre eles hotéis, escolas, hospitais e centros comerciais – a cidade tem 900 mil habitantes. O hospital público DJAMIL, de PADANG, um dos danificados pelo tremor, não conseguiu atender todas as vítimas e teve de improvisar leitos em barracas e ao ar livre, ao redor do edifício principal.
Os moradores das ILHAS SAMOA passaram o dia vasculhando escombros do que, antes do terremoto e do tsunami de terça-feira, eram casas, escolas, lojas e prédios. A catástrofe matou ao menos 179 pessoas nas ILHAS DE SAMOA, SAMOA AMERICANA e TONGA, no PACÍFICO SUL. Autoridades informaram que o número de mortos deve crescer, já que as buscas podem levar várias semanas.   

A história da espécie humana recuou mais um milhão de anos, com os cientistas aprendendo cada vez mais sobre ARDI, um hominídeo fêmea que viveu há 4,4 milhões de anos onde hoje fica a ETIÓPIA. A fêmea de 50 quilos e 1,2 metro percorria as florestas um milhão de anos antes da famosa LUCY, estudada há décadas como o mais antigo esqueleto de um ancestral humano. O esqueleto de ARDI, mais antigo, reverte o que se pensava sobre evolução humana, disse o antropólogo OWEN LOVEJOY, da Universidade Estadual de KENT. ARDI oferece evidências de que chimpanzés e humanos evoluíram de um ancestral comum muito antigo, mas por rumos diferentes.

2 010     :       -         SEXTA-FEIRA
Durante uma boa parte da manhã estou trabalhando no computador. Há muita coisa para ser inserida em minhas memórias. Recebo um telefonema do CORONEL PM Ref THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO. Ele não poderá comparecer na quarta reunião da COFAM, marcada para hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A manhã desta sexta-feira não está nada boa. Esfria e chove. O trânsito fica moroso. Chego no MMDC depois das 13 horas. MARINEI avisa-me que o presidente não virá para a reunião da COFAM.
Na tarde realizamos a quarta reunião da COFAM com: HELCIO DALLARI, Professora MARIA ODETE, Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, RENATA MARÍLIA, JOANA D´ARC, CAMILA GIUDICE, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. A chuva atrapalha bem essa reunião da COFAM. DALLARI mostra um trabalho muito bem feito junto ao MACKENZIE, que esteve também participando da Revolução Constitucionalista de 1932. O CORONEL PM MENDES está correndo atrás das assinaturas nos diplomas que serão entregues amanhã, relativos à Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”. Ficamos até mais de 17 horas na Sociedade. Até a política entrou nas nossas conversas. Ao anunciar que irei votar na MARINA há pontos de vista a favor, como o do HÉLCIO DALLARI, e a revolta da MARIA CECÍLIA, que acha que devamos votar no SERRA. É uma discussão no bom sentido, pois somos amigos de longa data. Faço ver, no meu julgamento, que a MARINA poderá levar a decisão para um segundo turno e, então, votaremos no SERRA, pois ele é ainda a “salvação da Pátria” no contexto atual. 

Faleceu ALOISIO FERREIRA CINTRA DO PRADO, aos 70 anos. Tinha como grande lobby a música erudita. Preocupava-se cm a disseminação do gosto pela música, mas de forma menos técnica. Para isso, convidava vários amigos para a sua casa para conversar sobre o assunto. Sua paixão pela música ficou tão conhecida em RIBEIRÃO PRETO, no interior paulista, que decidiu lançar um livro sobre os compositores eruditos de que mais gostava. Acreditava que a publicação deveria vir com um CD que mostrasse, na prática, os trechos que ele citava. Mas, por questões de direitos autorais, a idéia não pode ser viabilizada e ele não lançou o livro. Distribuiu apenas para amigos e interessados.

Morreu o ciclista OSVALDO TAVARES, em SANTOS, aos 71 anos. Nasceu em 1939. Era um amante da velocidade e do ciclismo. Ganhou diversos títulos como atleta representando a cidade em competições no Estado. Entre os campeonatos mais importantes foi tetracampeão da prova de velocidade dos Jogos Abertos do Interior nos anos de 1958, 1959, 1960 e 1961. TAVARES lutava contra um câncer. A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo e a Federação Paulista de Ciclismo divulgaram notas de pesar pela morte do ex-atleta.  

A presidenciável do PV, MARINA SILVA, disse hoje ter convicção de que a eleição se definirá em dois turnos. Segundo ela, seu crescimento é maior do que mostram as pesquisas. Para a candidata verde, quem vai enfrentar DILMA ROUSSEFF na segunda etapa será ela, e não o tucano JOSE SERRA.

Às vésperas do pleito, o presidente LULA reiterou hoje que está otimista com a possibilidade de fazer sua sucessora e afirmou que a candidata do PT, DILMA ROUSSEFF, tem “todas as condições de ganhar no domingo”.

A “navalha” da Lei da FICHA LIMPA atingiu boa parte dos 1.248 candidatos que até a tarde de hoje, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, tiveram seus registros de candidatura negados. Somado à indecisão do Supremo Tribunal Federal, que adiou o julgamento dos recursos dos candidatos, o número de barrados criou um quadro de indefinição no resultado eleitoral com impacto nas futuras bancadas na Câmara e no Senado.  

Em mais um passo de seu ambicioso programa espacial, a CHINA lançou hoje sua segunda sonda lunar não tripulada, que poderá levar astronautas à LUA por volta de 2025. Chamado de CHANG´E 2 – nome de uma deusa da mitologia chinesa que vive na LUA – o novo satélite coletará dados que serão usados na preparação da aterrissagem de um veículo para a exploração da superfície lunar, prevista para 2013. O lançamento coincidiu com o 61º aniversário da Revolução Comunista de 1949 e é mais um símbolo de emergência da CHINA como potência global. O país, que tem armas nucleares e assento no Conselho de Segurança da ONU, superou o JAPÃO e assumiu neste ano o posto de segunda maior economia do mundo. Depois da ex-URSS e dos EUA, a CHINA foi o terceiro país a mandar uma missão tripulada ao espaço, em 2003. Cinco anos mais tarde, o astronauta ZHAI ZHIGANG realizou uma caminhada espacial de 15 minutos, uma experiência para os planos da CHINA de construir uma estação espacial.

VLADIMIRO MONTESINOS, ex-assessor do governo de ALBERTO FUJIMORI (1990-2000), e 21 militares que integravam o grupo COLINA foram condenados hoje a penas que variam entre 15 e 25 anos de prisão, no maior julgamento por crimes contra os direitos humanos no PERU. FUJIMORI já foi sentenciado a 25 anos de prisão pelo mesmo caso – duas matanças e o desaparecimento de um jornalista na década de 1990. MONTESINOS, que pegou 25 anos de prisão, já tinha sido sentenciado por várias acusações, entre elas a de venda de armas às FARC.

“Não haverá perdão nem esquecimento.” Com essas palavras, pronunciadas hoje pela madrugada, em rede nacional de TV, o presidente RAFAEL CORREA deixou claro que fará uma “profunda limpeza” nos setores da polícia e da Aeronáutica que se rebelaram na quinta-feira, dia 30 de setembro, nas principais cidades do país em protesto contra cortes salariais e perdas de diversos privilégios.  

2 011   :     -      SÁBADO
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai levar a SORAYA e o IAGO até o Hospital A. C. CAMARGO onde a KÁTYA está internada. Ela retorna depois de deixar a mãe da KÁTYA junto à filha. Traz o IAGO. Ambos ficam sabendo de um telefonema que a LUCINDA recebeu agora a pouco dando ciência que o médico deu alta para ela e deverá deixar amanhã cedo o hospital. Tudo está correndo muito bem após a operação.
Meus trabalhos no computador começam cedo neste sábado. Procuro atualizar minhas memórias. As atividades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tomam conta do meu tempo. Recebo vários e-mails referentes ao evento de amanhã.
WUHAN CHINA, 1 DE OUTUBRO DE 2011
Prezado CORONEL VENTURA
BOM DIA!
Comunico-lhe que não poderei estar presente na data de amanhã no IBIRAPUERA para receber o prêmio referente ao segundo lugar no concurso de monografias devido ao fato de estar na CHINA em intercâmbio. Havia solicitado que alguém de minha família me substituísse, mas houve problemas e ninguém poderá estar em SÃO PAULO para me representar. Peço desculpas pelo incidente, eu que tanto pesquisei pelo trabalho não vou poder participar do momento máximo que é a outorga da condecoração... Aqui na CHINA este meu pc não tem as regras de acentuação, por isso sai com esses erros.
Peço, se possível, que me substitua no evento, retorno ao BRASIL em julho de 2012, qualquer coisa peço alguém de minha família, quando em SÃO PAULO estiver ligar para o senhor.
Grato pela atenção
Att
ROGÉRIO CARVALHO.
Respondo a essa mensagem vinda da CHINA (é a primeira vez que isso ocorre comigo) e o ROGÉRIO responde com outro e-mail.
Caríssimo Coronel,
Aqui estou estudando muito, hoje aqui é o dia da revolução chinesa, aqui tudo é muito diferente do BRASIL, até de fim de semana tenho aula e nos horários mais complexos, ainda estou me adaptando, mas em breve mandarei notícias de forma regular.
Sinto-me honrado pelo prêmio, até festa fizeram aqui na CHINA para mim.
Quero agradecer por tudo que o senhor tem feito por mim, fique tranqüilo serei um elo multiplicador de tudo o que aprendi e de que aprenderei
Forte abraço,
ROGÉRIO.

O Jornal “DIÁRIO DE BARRETOS” publica em sua edição de 1º de outubro de 1932 um editorial de LUIZ ANTÔNIO BATISTA DA ROCHA:
HEROIS DE 32 COMO EXEMPLOS PARA HOJE
O CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, Comandante da Escola Superior de Soldados – “Cel PM EDUARDO ASSUMPÇAO” de SÃO PAULO, incluiu o barretense LUIZ ANTÔNIO BATISTA DA ROCHA na relação dos homenageados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
O filho do saudoso ex-prefeito JOÃO ROCHA, também revolucionário paulista de 1932, esteve no dia 28 na capital paulista, no pátio de formaturas JULIO SALGADO, em PIRITUBA, para receber a outorga. A bela cerimônia cívica foi marcada pela emocionante encenação da morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, os estudantes que deram origem a sigla MMDC da Revolução Constitucionalista de 1932.
A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA.
A indicação para homenagem ao barretense LUIZ ANTÔNIO BATISTA DA ROCHA partiu do Comandante SÍLVIO MENDONÇA, do 33º Batalhão da PM. Um reconhecimento ao conjunto de pesquisas, obras e palestras ministradas pelo acadêmico sobre a Revolução de 1932. Em seus trabalhos históricos, apurou que o ex-prefeito barretense, combatente na revolução paulista, foi detido em MINAS GERAIS,  e “encaminhado para o presídio da ILHA DAS FLORES, no RIO DE JANEIRO, onde permaneceu até o final da Revolução em 04 de outubro de 1932”.
Ao destacar todos os homenageados durante a cerimônia, o comandante JOSÉ MAURICIO WEISSHAUPT PEREZ recordou o esforço do idealismo dos paulistas na epopéia. “A mobilização em torno do mais absoluto respeito aos ideais da Carta Magna e o repúdio à figura do ditador a conduzir os destinos do país, foram elementos determinantes para catalisar as ações de forças políticas, estudantis, sindicais e de milhares de pessoas comuns, que se levantaram em todos os cantos do Brasil contra aquela situação opressora”, recordou. O comandante acrescentou:
-Hoje, passados quase oito décadas da epopéia do Movimento Constitucionalista, juntamente com a Presidência e diretoria da Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC, podemos reunir autoridades, convidados especiais e demais amigos desta Escola Superior de Soldados para reconhecer a dedicação e o sacrifício de cada uma delas, que destacam-se em diferentes segmentos da sociedade, sempre com o único e legítimo propósito de trabalhar por um país melhor, com justiça e garantias constitucionais sólidas que possibilitam às futuras gerações novas oportunidades de crescimento.
A Revolução tem ainda hoje para os paulistas um sentido de legalidade, democracia e liberdade. A inclusão de um barretense na lista dos homenageados 2011 do Comando da Escola de Formação da PM retrata que os ideais de 1932 tiveram profundo toque na alma de nossa gente. Há uma lista de 52 combatentes. A relação total é ainda maior, figurando magnificamente Osório Rocha e muitos outros. A medalha entregue a Luiz Antonio Rocha é um convite a nova geração barretense de conhecer a história, ter ciência de seus personagens ilustres e assumir a condução atual com o mesmo vigor cívico, democrático e corajoso.
 
Grande Ventura
Saudade, saudade e mais saudade.
Impedido de comparecer dia 2 de outubro, motivo de saúde, desejo maior sucesso.
Aliás, vamos fazer a melhor caminhada 9 de Julho de todos os tempos, em 2012, comemorando os 80 anos da Revolução.
Sempre seu amigo e admirador,
Roberto Gonçalves
Em 30 de setembro de 2011 23:08, Mario Ventura escreveu:
AGUARDO VOCÊ NO DOMINGO
2 DE OUTUBRO
9 HORAS
MONUMENTO MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA
OBELISCO DO IBIRAPUERA
EVENTO DO 79º ANIVERSARIO DA CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
VOCÊ TEM UM DEVER A CUMPRIR.
SÃO PAULO - A Justiça de São Paulo negou pedido de recurso extraordinário aos policiais militares acusados de matar 11 presos na Casa de Detenção, no complexo do penitenciário da Zona Norte de São Paulo. O episódio ocorreu em 2 de outubro de 1992 e ficou conhecido como Massacre do Carandiru. Em fevereiro de 2010, o processo tinha 76 réus e todos podem ser julgados por júri popular. Por enquanto, apenas o comandante Ubiratan Guimarães, morto em 2006, foi julgado e condenado. Ele foi o responsável pela invasão. O promotor Márcio José Lauria Filho, afirmou à rádio CBN que este é mais um na cascata de recursos permitidos pelas leis brasileiras, mas não tem efeito suspensivo e o processo segue seu curso, devendo seguir para o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. As partes devem especificar as provas e aguarda-se a decisão pelo julgamento. O Massacre do Carandiru começou com uma briga entre dois presos. Agentes penitenciários tentaram intervir, mas a confusão saiu do controle e se transformou numa rebelião. A Polícia Militar invadiu a Casa de Detenção, e policiais atiraram contra os presos. Muitos estavam dentro de suas celas quando foram mortos. O que foi o 'massacre do Carandiru: O episódio que ficou conhecido 'massacre do Carandiru' ocorreu em 2 de outubro de 1992, quando a Tropa de Choque da Polícia Militar, comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães , invadiu o presídio para por fim a uma rebelião. Durante as cerca de sete horas de invasão da PM, 111 detentos foram mortos. O massacre virou tema de filmes e livros. A rebelião teria começado por um motivo banal: uma briga entre detentos por um espaço no varal. Relatos dão conta de que não havia perigo de fuga e os presos já tinham começado a se render quando a PM iniciou a invasão. Muitos detentos foram mortos dentro de suas celas, onde teriam se refugiado durante a invasão. Os PMs dispararam contra eles com metralhadoras, fuzis e pistolas automáticas. A invasão começou por volta das 16h e a PM deixou o prédio perto da meia-noite. Foram ao todo 515 tiros, disparados principalmente na cabeça e no tórax. Ao final da operação, foram encontrados 111 detentos mortos: 103 vítimas de disparos e 8 feridos com objetos cortantes. Outros 153 ficaram feridos, entre detentos (130) e policiais (23). Eram 2.069 internos no Pavilhão 9 de Carandiru no dia da rebelião. Segundo entidades de direitos humanos, apenas 15 guardas penitenciários faziam a vigilância do local. Ocorrido na gestão do então governador Antonio Fleury Filho (1991-1992), o massacre teve repercussão internacional. “De todos os acusados, apenas o coronel Ubiratan Guimarães, hoje deputado estadual, foi julgado e condenado por júri popular” (UBIRATAN foi assassinado em 2006). Segundo o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, 84 policiais envolvidos ainda não foram julgados pelos homicídios por conta dos vários recursos apresentados e da morosidade da Justiça. Outros 29 sequer foram julgados, pois eram acusados de lesão corporal leve e os crimes prescreveram. A chacina levou o governo do estado a decidir por fim ao gigantesco complexo do Carandiru. A Casa de Detenção, construída em 1956 para abrigar 3.250 homens, chegou a ter 8 mil em 2001. Ela foi definitivamente desativada em setembro de 2002. No dia 9 de dezembro daquele ano, três pavilhões foram implodidos. Em 2005, 200 quilos de explosivo colocaram abaixo mais dois pavilhões, o 2 e o 5. Dois foram preservados para manter a memória dos 46 anos de história do presídio. A penitenciária feminina foi mantida. O Carandiru remete a um período de uso da violência para conter o crime. Dados da Justiça Global mostram que 25% das 1.140 mortes violentas no estado em 1991 foram atribuídas à polícia. Durante a administração do governador Fleury, a PM matou uma pessoa a cada sete horas.
01/10/2011 - 15h35
Justiça fixa fiança de motorista de Camaro em R$ 245 mil
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
O estudante Felipe de Lorena Infanti Arenzon, 19, preso ontem sob a acusação de dirigir embriagado, bater em seis veículos e deixar um homem de 55 anos com 90% do corpo queimado, poderá sair da prisão na segunda-feira. Hoje, a Justiça determinou o pagamento de uma fiança de R$ 245 mil para que ele possa responder em liberdade ao inquérito policial por tentativa de homicídio (por assumir o risco de dirigir em alta velocidade), embriaguez ao volante e fuga do local de acidente. O juiz Rodrigo de Azevedo Costa, do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais), aceitou um pedido de liberdade provisória feito pelo advogado João João César Cáceres, defensor de Felipe, e fixou o pagamento da fiança. O magistrado também levou em consideração o fato de que Felipe não tem antecedentes criminais, tem endereço fixo e trabalha. De acordo com Cáceres, a família de Felipe, dona do hotel de alto padrão Rancho Silvestre, em Embu das Artes (Grande São Paulo), está tentando disponibilizar o valor da fiança.
Felipe foi preso na manhã de ontem depois de causar uma série de acidentes com seu Chevrolet Camaro. O jovem saía de uma balada. Segundo a polícia, Felipe, filho do vereador de Embu das Artes Milton Arenzon (PMDB), estava embriagado. Ele foi preso em flagrante. O veículo custa cerca de R$ 200 mil.
A série de acidentes começou na avenida Sumaré (zona oeste de SP) onde o jovem em alta velocidade bateu em ao menos quatro veículos. Ele só parou após atingir mais dois carros na avenida Inajar de Souza (zona norte). Felipe, segundo a polícia, ainda tentou fugir a pé se escondendo em uma casa na região. Os acidentes aconteceram em um intervalo de menos de uma hora e em um trajeto de 8,5 km. Na última batida, uma Towner pegou fogo e o motorista Edson Roberto Domingues, 55, ficou gravemente ferido. "Só o rosto dele não foi atingido", disse Francisco Neco Mendes, 40, amigo do motorista ferido. O helicóptero Águia da PM foi acionado para resgatar a vítima na Inajar de Souza, que teve o trânsito interrompido ontem pela manhã. Além da Towner, na Inajar, Felipe também bateu em um Palio, com três pessoas. As vítimas tiveram ferimentos leves. A polícia investiga se entre os dois acidentes Felipe também atropelou pedestres na ponte da Freguesia do Ó.
O delegado Marcos Flório Manarini, do 28ë DP (Freguesia do Ó), disse que o motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro e que dentro do Camaro havia uma lata de cerveja. "Ele apresentava odor etílico, voz pastosa e dificuldade de se expressar", disse o delegado. Felipe foi levado ao IML (Instituto Médico Legal), onde passou por exames que vão confirmar se ele estava ou não alcoolizado. O jovem, diz a polícia, provocou os acidentes após sair da boate Villa Country, na Barra Funda (zona oeste). Testemunhas disseram à polícia que Felipe invadiu a motofaixa na Sumaré e quase atingiu um motoqueiro antes de colidir com ao menos quatro veículos. Parte do para-choque do Camaro, que pode chegar a 300 km/h, ficou caído na avenida. "O Camaro passou voando e estourou o meu retrovisor. Parecia que nada ia detê-lo", disse a professora Elissa da Costa Mattos, 40. "Parecia cena de filme", falou Gilberto Costa de Oliveira, 47, professor, e que teve seu Fiesta, comprado há 15 dias, batido.
OUTRO LADO: O advogado Cáceres disse que seu cliente está em estado de choque e sem condições de narrar o que aconteceu. "Até agora [noite de ontem], ele não consegue entender tudo aquilo. Ele é um rapaz que não tem histórico de bebedeiras e é trabalhador." O pai de Felipe passou mal ao saber dos acidentes causados pelo filho ontem e precisou de atendimento médico. "A gente vê isso toda semana, mas nunca imagina que vai se passar com a nossa família. Só posso pedir desculpas às vítimas e aos seus familiares. Lamento muito o sofrimento dessas pessoas", disse o vereador Arenzon. Segundo ele, o filho comprou o Camaro envolvido nos acidente há cerca de dez dias, em sociedade com um irmão e outro parente. "Fui saber que ele estava com esse carro quando me falaram do acidente. Ele mora com a avó [em Pinheiros, zona oeste de SP]. Sempre foi um menino trabalhador e nunca se envolveu em confusão. É tudo muito triste."

PREZADO EGYDIO JOÃO TISIANI
Tenho a coleção completa da FORÇA POLICIAL.
Você poderá procurar em meu blog "MEMÓRIAS DO VENTURA" no mês de maio, a citação do nascimento do CAPITÃO JOÃO RODRIGUES
GONÇALVES.
Nossa Diretora de Comunicação Social irá publicar a matéria no "32 EM MOVIMENTO" de outubro. Mandei a sua mensagem para o nosso núcleo de Correspondência e o Professor BIAJONE, presidente desse núcleo, sugeriu a criação de um NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE PIRACICABA.
Acato a idéia do BIAJONE e sugiro a criação desse núcleo.
Para tanto poderá manter os contatos com o Professor BIAJONE para se inteirar de como isso poderá ser feito.
Por outro lado convido-o para estar amanhã conosco na Solenidade do 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista no OBELISCO DO IBIRAPUERA.
Para conhecer o meu blog basta clicar em
Nas postagens procure o ano de 2010, que foi quando fiz a colocação do mês de maio. Achado o mês de maio, basta procurar o dia 23. Essa data é muito especial pois é o DIA DA JUVENTUDE. Tem farto material sobre a madrugada fatídica de 23 para 24 de maio quando morreram MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, e ficaram feridos mais sete rapazes.
Na segunda-feira estaremos em ITAPETININGA, inaugurando um monumento aos heróis de 32 daquela região, no 22º BPI às 10 horas.
No dia 4 de outubro,terça, faremos o evento no nosso núcleo da LAPA.
Em PIRACICABA já tivemos, no passado, um departamento, mas atualmente não temos contato com essa cidade. Talvez isso possa se concretizar através de seu trabalho em prol da Revolução Constitucionalista de 32.   

De: prof mat
Data: 1 de outubro de 2011 11:42
Assunto: sobre NUCLEO em PIRACICABA
Para: Mario Ventura
Estimado CEL VENTURA
O excelente conteúdo enviado pelo amigo EGYDIO encontra-se infelizmente além da jurisdição territorial do Núcleo de Itapetininga.
Se assim não fosse o senhor bem sabe eu já teria colocado no ar e missão CUMPRIDA inclusive com divulgação até em jornal como hoje (outubro 1) na FOLHA DE ITAPETININGA fiz publicar artigo em anexo sobre nosso núcleo e monumento.
Sugiro CEL VENTURA que o senhor na condição de presidente de nossa sociedade motive o senhor EGYDIO a tornar-se SÓCIO e abrir um NÚCLEO inclusive em PIRACICABA. Cidade grande, de relevo na sociedade do interior paulista e que se não tem um NÚCLEO agora, perante tão significativos documentos, é CHEGADA A HORA de ter um.
Certissimo estou que EGYDIO não ficará só nessa missão. Em PIRACICABA hão de haver outros que com ele cerrem fileiras.
No mais à disposição e no contato
BIAJONE
Outubro 1 - 2011

Recebo uma mensagem da MARINEI. Ela pretende ir amanhã ao Monumento Mausoléu, acompanhado de seu filho LUCAS. Como presenciou toda a cena deprimente da tola discussão entre o MENDES e eu, na sexta-feira, concluiu que ele poderá não comparecer ao evento e, tampouco oferecer a costumeira “carona” ao IBIRAPUERA. Combino com ela sair de casa por volta das 7 horas. 

Como explicar? Mostrando a inutilidade da lei do silêncio adotada ao longo da semana, o PALMEIRAS conseguiu empatar com o virtualmente rebaixado AMÉRICA MINEIRO, no CANINDÉ, por 1 a 1. Sob os gritos de “imbecil”, FELIPÃO viu seus calados comandados terem extrema dificuldade para conter os mineiros. E poderia ter sido pior, já que o juiz não deu pênalti claro para os visitantes aos 44 minutos do segundo tempo. SANTOS perde para o FLUMINENSE com um gol aos 50 minutos do segundo tempo e vê chances de título brasileiro se reduzirem. O FLUMINENSE venceu por 3 a 2. levando em consideração o cálculo segundo o qual, para ser campeão, um time precisa somar de 74 a 75 pontos, o PEIXE tem de ganhar todos os 13 jogos que lhe restam. Com mais 39 pontos, chegaria a 74 – hoje tem 35. Mas não é apenas uma questão matemática. O PEIXE voltou a demonstrar irregularidade dentro de campo. A seqüência de sete jogos sem perder – encerrada na rodada anterior, quando foi superado pelo FIGUEIRENSE, pelo placar de 3 a 2 – só serviu, por enquanto, par manter o time longe da zona de rebaixamento. A segunda derrota seguida, hoje, deixou claro que a missão de lutar pelo título é ainda mais difícil do que se imaginava. Entre os desesperados, o BAHIA ganha duelo contra o AVAÍ por 3 a 2.

RICARDO TEIXEIRA recebeu alta do Hospital PRÓ-CARDÍACO, no bairro de BOTAFOGO, na zona sul do RIO DE JANEIRO. O presidente da CBF se queixou de dores abdominais e foi internado na noite de quinta-feira, dia 29 de setembro. Os médicos identificaram, depois de uma bateria de exames, um quadro de diverticulite – processo inflamatório na região do intestino grosso. O dirigente, que tem um histórico de doenças cardíacas, deve seguir o tratamento em casa. Durante o período de internação, JOÃO HAVELANGE visitou TEIXEIRA, que é ex-genro dele. 

O advogado SANDRO FERNANDES, de 45 anos, e a mulher dele, FERNANDA FERNANDES, de 40, estão presos em celas separadas dos demais detentos. O motivo é a garantia da segurança deles. Ele está na cadeia de BARRA BONITA, que recebe presos acusados de crimes sexuais. Ela foi levada para a Cadeia Feminina de AVAÍ, a 361 km de SÃO PAULO, depois de passar mal na delegacia e ser atendida no Hospital da Beneficência Portuguesa de BAURU. Segundo informações de um carcereiro, FERNANDA chegou nervosa à cadeia ontem à noite, mas na tarde de hoje já estava mais calma. Ela e acusada de não ter protegido os dois filhos dos supostos ataques sexuais do marido. FERNANDA teria sido informada sobre os abusos e pedido para a filha dar mais uma chance ao pai. O casal estava na EUROPA de férias, quando a filha de 18 anos procurou a delegacia para fazer a denúncia. Uma irmã de FERNANDA, também de 18 anos, é outra suposta vítima, assim como a sobrinha de 13. Depois das acusações feitas pelas três, o filho mais novo do casal, de 9 anos, também relatou ser vítima. Segundo a Delegacia de Defesa da Mulher de BAURU, neste ano foram registrados nove casos de violência sexual de pai para filhos.

Um ato lembrará amanhã, às 15 horas, os 19 anos do massacre de 111 presos da CASA DE DETENÇÃO de SÃO PAULO, cometido em 1992 pela tropa de choque da PM. Erguido no terreno da antiga DETENÇÃO, o PARQUE DA JUVENTUDE foi escolhido para abrigar o ato organizado, entre outras entidades, pela PASTORAL CARCERARIA, Associação JUÍZES PARA A DEMOCRACIA e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE). “Os culpados não foram punidos”, afirma IVAN SEIXAS, presidente da CONDEPE. Só um dos réus – o CORONEL UBIRATAN GUIMARÃES, já morto – foi julgado. Ele foi absolvido. Outros 76 aguardam julgamento.
O CABO JEFERSON DE ARAUJO, um dos 11 PMs presos por causa da morte da juíza PATRÍCIA ACIOLI, em 11 de agosto, depôs na Justiça e acusou o TENENTE-CORONEL CLÁUDIO DE OLIVEIRA, ex-comandante do batalhão de SÃO GONÇALO, de ser o mandante do crime. O cabo é o segundo PM a acusar o oficial. OLIVEIRA teria comentado sobre o plano do assassinato com o seu braço direito, o TENENTE DANIEL BENITEZ, como se fosse “um favor”. O cabo, que aceitou fazer uma delação premiada, disse que havia a intenção de matar também um inspetor da Polícia Civil. O novo comandante da PMRJ, CORONEL ERIR RIBEIRO COSTA FILHO, mudou 13 coronéis da cúpula da corporação. 

Leio no necrológico do O ESTADO DE SÃO PAULO a notícia da morte do TENENTE PM EUCLIDES PRIMOLAN, no dia 28 de setembro, aos 81 anos. Deixa mulher, filhos, netos e bisneta. O enterro foi no Cemitério MEMORIAL PARQUE PAULISTA, em EMBU DAS ARTES. O PRIMOLAN trabalhou conosco em algum quartel da antiga FORÇA PÚBLICA. No momento não consigo lembrar em que Unidade.

O Prefeito GILBERTO KASSAB não descartou hoje determinar o fechamento do conjunto habitacional popular CINGAPURA da Avenida ZAKI NARCHI, na zona norte, construído em cima de um antigo depósito de lixo. “Se eu tiver de fechar, eu fecharei, ainda que com dor no coração”, afirmou KASSAB.
Segundo a CETESB, o subsolo do terreno do CINGAPURA está na mesma situação do SHOPPING CENTER NORTE, na VILA GUILHERME, onde técnicos confirmaram concentração de gás metano. Só que o shopping corre o risco de explodir. O prefeito disse que já pediu que a CETESB faça um novo laudo para avaliar o cumprimento das exigências do órgão. Com base nessa nova vistoria, o prefeito poderá determinar ou não o fechamento do conjunto. Assim como ao shopping, a CETESB solicitou à Prefeitura a instalação de drenos para retirar o metano do subsolo e o monitoramento diário do CINGAPURA.
A Prefeitura informou hoje que respeita a decisão judicial que suspendeu a interdição do SHOPPING CENTER NORTE, mas a Procuradoria-Geral do Município está preparando o recurso que deverá ser apresentado na segunda-feira, dia 3 de outubro. Mesmo com o risco, o SHOPPING CENTER NORTE funcionou normalmente hoje. Segundo os lojistas, o movimento estava abaixo do esperado para um sábado.

Inconformado com o fim do relacionamento, o professor universitário RENDRIK VIEIRA RODRIGUES, de 35 anos, matou a aluna SUÊNIA SOUZA FARIAS, de 24 anos O crime aconteceu ontem, em BRASÍLIA. Segundo depoimento do acusado, RODRIGUES esperou SUÊNIA na saída da UNICEUB (Centro Universitário de BRASÍLIA). Armado, rendeu a estudante e assumiu a direção do carro dela. Após rodar com a vítima pela cidade, a matou com três tiros. Em seguida, ele se dirigiu para a delegacia com o corpo da jovem. Ao se entregar, disse que estava arrependido. Ele foi levado para a carceragem da Polícia Civil hoje de madrugada.  

1º DE OUTUBRO DE 2012     :      -       SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, DEPUTADO BARROS MUNHOZ, sentir-se-á honrado com sua presença na Sessão Solene com a finalidade de comemorar o 80º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 que, por solicitação do nobre Deputado OLÍMPIO GOMES, será realizada em 1º de outubro de 2012, às 10 horas, no Plenário “PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA”. 
Saio cedo de casa, mas, na Rua BENJAMIN CONSTANT, a espera de um ônibus faz com que quase perca o horário de chegar à Assembléia. O que me vale é um táxi que acelera essa minha ida até o local onde acontecerá hoje uma das mais importantes sessões solenes da ALESP, envolvendo o evento da cessação das hostilidades da Revolução Constitucionalista. É que iremos condecorar com a Medalha CONSTITUCIONALISTA o Presidente da Câmara Federal, idealizador da exposição “80 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1932”, no corredor de acesso ao Plenário ULYSSES GUIMARÃES, de 3 a 26 de julho deste ano. Na época disse MARCO MAIA:
A comemoração de fatos históricos diz muito acerca das demandas que as sociedades esperam ver atendidas. Passados oitenta anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e a par das diferentes interpretações relacionadas a essa verdadeira guerra civil, não podemos deixar de considerar que ela colocou na ordem do dia a necessidade de retorno imediato à legalidade, uma que a Revolução de 1930 fechou todas as casas legislativas, suspendeu eleições e inaugurou um governo provisório que legislava através de atos normativos.
Após o fim da Revolução de 1932, GETÚLIO VARGAS, no comando do governo provisório, confirmou a convocação de uma assembléia constituinte exclusiva para restabelecer a ordem democrática no país.
A terceira constituição brasileira, a segunda do regime republicano, foi elaborada na sede da Câmara dos Deputados, no Palácio TIRADENTES, na então capital RIO DE JANEIRO. Ela contou com a participação de 254 constituintes e, pela primeira vez na história, com a presença feminina. Embora tenha tido vida efêmera, devido ao golpe de 1937, impetrado pelo presidente VARGAS, devemos reconhecer sua importância no contexto da história política e constitucional do país.
Esta exposição tem como objetivo propiciar aos cidadãos brasileiros um momento de reflexão crítica sobre a importância de, se necessário for e a qualquer tempo, lutarmos pela Constituição de nosso país, a fim de que ela seja sempre instrumento indispensável à existência do Estado Democrático de Direito.
CASIMIRO NETO, responsável pela produção curatorial, supervisor do Espaço Cultura ZUMBI DOS PALMARES, da Câmara Federal e RICARDO ORIÁ (curador do Museu da Câmara dos Deputados) receberão a Medalha “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”. Todas essas indicações foram feitas pelo nosso Coordenador do Núcleo MMDC –OESTE LAPA, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA.
Na Assembléia Legislativa vamos conhecer o Deputado Federal MARCO MAIA, CASIMIRO e ORIÁ. Está presente o Presidente da Assembléia, BARROS MUNHOZ. O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador IVAN SARTORI, acompanhado de sua senhora, abrilhantam essa sessão solene. Constituída a Mesa, o Deputado BARROS MUNHOZ abre a sessão fazendo brilhante discurso sobre o JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista e a Cessação das Hostilidades. Passa a presidência dos trabalhos para o Deputado SÉRGIO OLIMPIO.
Acontecem momentos importantíssimos no decorrer da sessão solene. São entregues as Medalhas CONSTITUCIONALISTA, GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO (da Sociedade Veteranos de 32-MMDC) e da CONSTITUIÇÃO (da ALESP). Par minha surpresa, o THIAGO DE MORAES e sua irmã CARLA auxiliam enormemente no cerimonial. O CORAL DEL CHIARO, sob a coordenação do maestro FÁBIO DEL CHIARO, com as participações da soprano ANA LUÍSA e do tenor GILBERTO CHAVES JÚNIOR, proporcionam momentos de muita emoção durante a solenidade, com canções como IMAGINE, de JOHN LENNON.
O Deputado Federal MARCO MAIA e a autora do projeto DOAR É LEGAL, CLÁUDIA SARTORI, foram agraciados com a Medalha da CONSTITUIÇÃO, a maior condecoração da Assembléia Legislativa.  
Fazem uso da palavra a esposa do Presidente do Tribunal de Justiça, CLÁUDIA SARTORI em nome dos homenageados (ela foi condecorada com a Medalha da Constituição), o próprio desembargador SARTORI, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o Presidente da Câmara Federal, Deputado MARCO MAIA.
Na minha fala, entre o contentamento por este acontecimento ímpar, anuncio a idéia de federalização da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente por causa da LEI Nº 12.430, de 20 de Junho de 2011, que inscreve os nomes de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO (MMDC) heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932 no Livro dos HERÓIS DA PÁTRIA. Somente temos vivos 37 veteranos e vai chegar o momento que não mais haverá veteranos de 32, razão pela qual a Sociedade já precisa procurar novos caminhos para se perpetuar na história.
Vamos cumprimentar muitos amigos e amigas nesta manhã: Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA ROSA, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Doutora MARIA LUCIA CAMARGO, CAMILA GIUDICE, Professor MARIA ODETE, meu colega de turma CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, o GRÃO-MESTRE DO ORIENTE DO BRASIL, SP, MÁRIO SÉRGIO, e muitas outras pessoas que estão ligadas ao MMDC por serem associadas ou por amizade â nossa causa.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE apresenta-me a viúva do nosso velho conhecido ISRAEL DIAS NOVAES (já falecido), solicitando que eu a convide para assumir o Comando do Exército Constitucionalista em 2013.

Nesta tarde, ao passar pelo MMDC, após o almoço, converso com MARIANO TAGLIANETTI, que também esteve na ALESP. Ele está entusiasmado com sua participação na Sociedade. Irá levar os ofícios de outorga das medalhas para o pessoal de CURITIBA (virão a SÃO PAULO em 20 de outubro para serem condecorados em mais uma reunião da COFAM). Por volta das 15 horas estou na reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Estão presentes: FRANCISCO GIANNOCCARO (Coordenador), FRANCES DE AZEVEDO (Secretária), VILMA GAGLIARDI, HELIODORO, LUIGI, ALEXANDRE PRESTO, ELOY, SPAMPINATO, MIRIAM, OSMAR, REZENDE. GIANNOCCARO já começa a falar no 9 de JULHO DE 2013, querendo escolher uma data com bastante antecedência e fazer a solenidade de maneira grandiosa. Fala-se sobre o Museu do IPIRANGA, sobre a PRAÇA ROOSEVELT, reinaugurada um dia desses e já pixada. Comenta-se as eleições de domingo. JÁCOMO SPAMPINATO entrega-me trabalhos escolares sobre a Revolução Constitucionalista e pede-me para avaliá-las.      

Já em casa, após um dia de intensa atividade, recebo essa mensagem do THIAGO que complementa as informações sobre a sessão solene na ALESP.
Olá Mario,
Thiago marcou você em uma publicação. Thiago escreveu: "" A mesa condutora dos trabalhos foi integrada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia; pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; pelo deputado estadual Lotado Major Olimpio e pelo presidente da Sociedade dos Veteranos de 32 – MMDC, coronel Mario Ventura. Em sessão realizada hoje (1º), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Comitê de Ação Social do Tribunal de Justiça de São Paulo (CASC) recebeu a Medalha da Constituição, na cerimônia que objetivou comemorar o 80º aniversário da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932. Claudia Sartori disse, ao receber a honraria que a medalha “era das pessoas que estão nas filas, aguardando a doação de órgãos”. Ela comemorou, também, as mais de 1.800 adesões que a campanha já recebeu, desde que foi lançada no último dia 11. O presidente Ivan Ricardo Garisio Sartori destacou a importância que o Comitê de Ação Social e Cidadania tem para aproximar o Judiciário da sociedade e a relevância de ações e das campanhas como a Doar é Legal – a vida é recarregável. Aproveitou a ocasião para manifestar sua solidariedade à Polícia Militar de São Paulo pela violência sofrida e terminou agradecendo o destaque dado ao Tribunal de Justiça e à possibilidade de acompanhar a cerimônia. Parabenizou, também, os agraciados. A sessão solene que comemorou o 80º aniversário da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932 será transmitida pela TV Assembleia, no próximo sábado (6), às 21 horas, pelos canais 66 (TVA) e 13 (NET). " Fonte : www.tjsp.jus.br"
O tombamento de uma carreta na pista expressa da MARGINAL PINHEIROS, perto da Ponte EUSÉBIO MATOSO, na zona oeste, complicou o trânsito na capital durante toda a manhã. O tráfego lento chegou a 157 km por volta das 10 horas. O acidente aconteceu por volta das 5:40 horas, no sentido CASTELLO BRANCO, e deixou uma pessoa ferida.

Um Policial Militar foi surpreendido por um grupo de bandidos, no final da madrugada, quando chegava de carro a um estacionamento da Rua dos LAVAPÉS, no CAMBUCI. O PM, que estava à paisana e acompanhado do filho, chegou a ser imobilizado pelos assaltantes, que anunciaram o assalto. O grupo também dominou o filho do PM e o manobrista. Os assaltantes agrediram o policial com coronhadas na cabeça antes de ele conseguir sacar a arma e reagir. Houve tiroteio e dois dos ladrões foram baleados: FELIPE THIAGO RIBEIRO LOPES, de 18 anos, e um adolescente, de 16 anos. Ambos foram levados ao PS VERGUEIRO e permanecem internados em estado estável. O outro envolvido, RAUL RODRIGUES GOMES, de 18 anos, se rendeu e foi preso.

A polícia está em busca de câmeras de segurança que possam ter filmado quatro homens, em duas motos, envolvidos no assassinato do analista de sistemas WÁLTER SÉRGIO MATIAZZO, de 51 anos, durante tentativa de assalto. O crime aconteceu às 16 horas de domingo, em um farol na Avenida ÁLVARO GUIMARÃES, bairro PLANALTO, SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC. Segundo a delegada TEREZA GURIAN, do 3º Distrito de SÃO BERNARDO, onde a ocorrência está registrada, testemunhas afirmaram que os criminosos teriam confundido WÁLTER com um policial militar e o agredido com um tiro na cabeça.

O STF rejeitou hoje a tese de que houve “apenas” caixa 2 no mensalão e confirmou que o PT comprou apoio político usando dinheiro público no esquema de corrupção que abalou o primeiro governo do ex-presidente LULA. A condenação do delator do mensalão, ROBERTO JEFFERSON, por lavagem de dinheiro foi definida pelo ministro DIAS TOFFOLI. Também foi condenado pelo mesmo crime o ex-deputado da legenda ROMEU QUEIROZ. Essa é a segunda condenação de JEFFERSON por participação no mensalão. Na semana passada, o ex-parlamentar tinha sido considerado culpado da acusação de corrupção passiva.

O Hospital SÍRIO-LIBANÊS de SÃO PAULO informou hoje, em nota, que o governador de SERGIPE, MARCELO DÉDA (PT), de 52 anos, está com câncer no estômago. Segundo o comunicado da equipe médica, DÉDA, que está internado desde a última quinta-feira, foi submetido a exames que confirmaram o tumor. O governador vai iniciar tratamento por quimioterapia por um período que ainda está sendo definido pela equipe médica.

Um homem-bomba matou 14 pessoas, incluindo três soldados da OTAN e quatro policiais, e deixou 37 feridos na província de KHOST, no leste do AFEGANISTÃO. Seis civis e um tradutor afegão também morreram no ataque. O governador ABDUL JABAR NAHIMI disse que o homem-bomba guiava uma moto carregadas de explosivos. O TALEBAN no AFEGANISTÃO clamou a responsabilidade pelo ataque.

Com dezenas de milhares de pessoas fugindo da SÍRIA a cada mês, o número de refugiados no mundo em 2012 deverá ser o maior deste século, afirmou um alto funcionário da ONU. “Já em 2011, conforme se desenrolava crise após crise, mais de 800 mil pessoas atravessaram as fronteiras em busca de refúgio, uma média de mais de dois mil refugiados por dia”, disse ANTÔNIO GUTERRES, chefe da ACNUR (ALTO COMISSARIADO DA ONU PARA REFUGIADOS). “Esse total foi o mais alto desde a virada do século e até agora, neste ano, mais de 700 mil pessoas fugiram da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, MALI, SUDÃO e SÍRIA”, contou GUTERRES.  

1º DE OUTUBRO DE 2013    :     TERÇA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC fará realizar uma solenidade comemorativa aos 81 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, com entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para nossos associados.
Logo que chego no MMDC, vamos encontrar como primeiro visitante o TENENTE PM VICTOR BAZZO, Presidente do Núcleo de Correspondência de Presidente Prudente. Outras pessoas chegam em seguida, fazendo com que a Sociedade seja literalmente tomada pelos associados. Nosso vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, será o mestre de cerimônia desta tarde, cujo evento tem início depois das 15 horas.
MARIANO TAGLIANETTI vem de CURITIBA para prestigiar a comemoração do 81º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista e a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Ele trouxe consigo o TENENTE-CORONEL JOSÉ EVANE DUTRA, atual Presidente da LIGA DE DEFESA NACIONAL e que também está envolvido na transformação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em FEDERAÇÃO.
O CORONEL PM MENDES anuncia o começo da solenidade com a entrada do Pavilhão Nacional, conduzido pelo Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS. Logo em seguida passamos a fazer a entrega da MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, chamando os seguintes associados:
Ten Cel RRm/Ex José Evane Dutra
Maj PM Anderson Lima de Oliveira
Cap  PM Fabio Ferreira de Aguiar
Dr. Carlos Roberto Venâncio
Cap PM Júlio César Jamacaru Dias
Cap PM Fabiano de Souza Pereira
Professora Vera Bohomoletz Henriques
Tenente PM Marcos Müller
1º Tenente Médico PM Vitor José Bazzo
1º Tenente PM Milton Morassi do Prado
2º Tenente QOEA Marli de Oliveira Moura
2º Tenente PM Rodrigo Henrique Lopes
Dr. Francisco Luiz Taglianetti
Sub Tenente PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Profº Carlos Eduardo Jardim de Moraes Leme
1º Sgt PM Valdir Marques da Silva
Sr. Fernando Moreno
2º Sgt PM Anderson Edilson Ferreira de Andrade
3º Sgt PM Alexsandro Pereira de Magalhães
3º Sgt PM Gledson Sandoval Vieira Pinto
3º Sgt PM Paulo Roberto Campos de Oliveira Ruiz
Soldado PM Leandro Beterincosto da Costa
Soldado PM Edson Alpoim Hipólito
Soldado PM Mônica de Almeida Vaz
Soldado PM Hugo Martins
Sr. William Sacco Mascarenhas Worth
Sr. Wagner Bispo dos Santos
Após a entrega da honraria, anunciamos o encerramento da cerimônia e durante um bom tempo ficamos conversando com os nossos visitantes. Somente depois das 17 horas é que podemos deixar o MMDC. Regresso a GUARULHOS, satisfeito com o sucesso do evento de hoje.   

Queridíssimo coronel Ventura,
Sinto-me muito lisonjeado com a digníssima medalha Ruytemberg Rocha, uma vez mais, muito obrigado !
Não pude comparecer hoje, dia 1º, à sede da Sociedade em virtude de dificuldades no serviço, mas estarei com grande honra na Academia Militar do Barro Branco no horário, se Deus o permitir.
Nosso Poeta está bem: completou 87 anos ontem, dia 30 de setembro. Quando o senhor desejar visitá-lo, o melhor dia é quarta-feira.
Continências espirituais agradecidas,
Recruta Zezinho

Caríssimo D´AMICO
Gostaria imensamente que nosso querido PAULO BOMFIM estivesse presente no momento em que você receberá a MEDALHA "CADETE RUYTEMBERG ROCHA". Ele faria a diferença da solenidade e faria questão de permitir que ele fosse o seu padrinho nesse instante.
Não sei se isso ainda é possível, mas, de qualquer maneira reconheço em PAULO BOMFIM a chama de 32 latente e um incentivo poderoso para que continuemos em nossa empreitada de divulgar aquela EPOPÉIA.

Natural de ESPIRITO SANTO DO PINHAL, interior paulista, o médico pediatra CÁSSIO DE AZEVEDO MARQUES se dedicou durante 40 anos à profissão. Na cidade de SÃO PAULO, trabalhou nos hospitais EMÍLIO RIBAS, PANAMERICANO e A.C.CAMARGO. Com a esposa, NOEMIA DE AZEVEDO MARQUES, teve cinco filhos: CASSIO FILHO seguiu os passos do pai e também é médico; JOSÉ FLORIANO é engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP; CÉSAR AUGUSTO, agrônomo; MARCOS BENEDITO, economista, e MÁRCIO, advogado. O pediatra morreu nesta terça-feira em decorrência de problemas cardíacos, aos 92 anos. O enterro foi realizado no cemitério de sua cidade natal. Ele deixou sete netos e um bisneto. Seu filho JOSÉ FLORIANO á atualmente secretário municipal de Habitação de SÃO PAULO. “Eu pedi para o ministro das Cidades, AGUINALDO RIBEIRO, uma pessoa que tivesse uma sólida formação. Eu pedi uma pessoa que, de preferência, não tivesse vinculação partidária. Fui atendido. Eu pedi uma pessoa que fosse especializada em “MINHA CASA, MINHA VIDA”, que soubesse desatar os nós do programa nas regiões metropolitanas”, afirmou o prefeito FERNANDO HADDAD durante o anúncio no secretariado em dezembro de 2012.

O operador RÓBSON DA SILVA ALVES, de 33 anos, e o filho dele, VINÍCIUS VASCONCELOS ALVES, de 2 anos, foram encontrados mortos, hoje de madrugada, dentro do carro da família, um PÁLIO, estacionado na garagem privativa do quarto 13 do MOTEL STATUS, em ITAQUERA. O veículo estava trancado. A polícia apura o caso. Pai e filho estavam no banco traseiro do carro. ROBSON tinha corte na garganta. Sobre ele, estava a criança. Segundo o delegado PAULO HENRIQUE BARBOSA, do 32º DP (ITAQUERA), o filho não tinha marca de agressão. Em depoimento, a bancária VIVIANE ALVES, de 32 anos, mulher de RÓBSON, disse que o marido usava drogas havia seis anos. Mas não em casa: depois de bronca da mulher, passou a buscar motéis para se drogar. O operador era foragido desde 2012, mas, segundo ela, nunca a agrediu ou bateu nos filhos. No quarto do motel, foram achadas porções de substância que parecia ser cocaína e marcas de sangue. RÓBSON teria chegado ao local às 11 horas de segunda-feira, dia 30 de setembro e pago R$38 pela estadia de 12 horas – VINÍCIUS não foi visto no carro. VIVIANE disse que uma hora antes, ROBSON o deixou na academia, a 100 metros do motel. Às 10:55 horas, ela voltou a falar com o marido que iria buscá-la. RÓBSON disse a ela que o esperasse em local coberto, por causa da chuva. Após 40 minutos, ela retornou para casa a pé e passou a procurar o marido. Às 16 horas, um senhor que se identificou como pai de RÓBSON bateu no motel. Uma funcionária disse à polícia que chegou a falar com o hóspede. “Não deixa ele entrar”, teria dito RÓBSON, com voz tranqüila.  À meia-noite, já passado o período da estadia, como RÓBSON não respondia, os funcionários chamaram a PM. BRENO DA SILVA ALVES, irmão de RÓBSON, acredita em homicídio seguido de homicídio.

O ex-soldado da PM ERIC DA SILVA MOURA foi condenado, ontem, a seis anos de prisão pelo homicídio de metalúrgico ALESSANDRO DA CONCEIÇÃO SOUSA, de 23 anos, ocorrido em 2011. MOURA poderá recorrer em liberdade. Os jurados absolveram o réu da acusação de tentativa de homicídio contra CAROLINE MONTEIRO, mulher de SOUSA, que na época foi ferida à bala. O promotor ROMEU ZANELLI JÚNIOR e o advogado de MOURA, CELSO VENDRAMINI, recorreram. Vencedor do Prêmio POLÍCIA CIDADÃ em 2006, MOURA foi expulso da PM em 2012.

Durante um protesto por melhoria salarial, policiais militares fecharam hoje pela manhã a AVENIDA MORUMBI, próximo ao PALACIO DOS BANDEIRANTES, na zona oeste. O deputado estadual MAJOR PM OLÍMPIO GOMES participou do ato. Os manifestantes carregavam faixas e usavam narizes de palhaço. “Vem para rua, vem com a PM”, gritavam. OLÍMPIO afirmou que o protesto não era contra o aumento concedido a policiais civis, mas a favor da valorização dos outros setores da polícia.

A garota de 13 anos detida ontem com 21 tijolos de maconha no Terminal Rodoviário da BARRA FUNDA, zona oeste, afirmou à polícia que receberia três mil reais para fazer o serviço. Ela foi detida quando seguia em um ônibus que partiu de FOZ DO IGUAÇU, no PARANÁ, com destino a VITÓRIA, no ESPÍRITO SANTO. De acordo com a polícia, a adolescente é moradora de VITÓRIA e viajou dois mil quilômetros para receber a encomenda em MEDIANEIRA, vizinha a FOZ DO IGUAÇU. Ela teria usado um documento falso para entrar no ônibus sozinha.

Policiais da delegacia do Aeroporto de CUMBICA vão requisitar imagens das rodovias AYRTON SENNA e PRESIDENTE DUTRA para tentar traçar a rota de fuga dos criminosos que roubaram, no domingo à noite, dois milhões de reais em carga do galpão usado pela TAM CARGO. Imagens da Rodovia HELIO SCHMIDT, que dá acesso ao terminal, indicam que o bando usou uma das duas estradas como rota de fuga. Três funcionários feitos reféns durante a ação foram ouvidos. Até hoje, a polícia não havia recebido a lista completa do material roubado.

Três jovens foram detidos nesta madrugada depois de roubarem os hóspedes de um hotel no PARQUE SÃO MIGUEL, em GUARULHOS. A Polícia Militar não havia recebido a lista completa do material roubado.

Com marretas, pé de cabra e até uma placa de trânsito, estudantes tentaram invadir, nesta tarde, a reitoria da USP para protestar na reunião do Conselho Universitário, que discutia as eleições para diretores e reitor. Por volta das 15:30 horas, os universitários que estavam do lado de fora da reitoria arrombaram as portas do saguão e seguiram até a sala onde ocorria a reunião. Eles não chegaram a entrar na sala trancada. Os estudantes disseram que pretendem acampar no local até a saída do reitor JOÃO GRANDINO RODAS. Atualmente, a eleição para escolher quem vai “comandar” a USP tem diversas etapas, incluindo a formação de uma lista tríplice por um grupo de conselheiros e a indicação do nome final para governador. Os manifestantes defendem eleições diretas.

Familiares e amigos de CLÁUDIO CAVALCANTI velaram o corpo do ator e secretário municipal de Defesa dos Animais nesta tarde, no Cemitério Memorial do CARMO, na zona portuária do RIO DE JANEIRO. Aos 73 anos, CLÁUDIO morreu no dia 29 de setembro, domingo, devido complicações cardíacas. Antes da cerimônia de cremação, foi exibido um vídeo com os bastidores do último trabalho do ator, a segunda temporada de “SESSÃO TERAPIA”, que estréia no dia 7 de outubro, no dia 7, no canal pago GNT. A participação de CLÁUDIO na série – ele interpreta OTÁVIO, um bem-sucedido empresário que sofre de síndrome de pânico – já está inteiramente gravada. Além da viúva MARIA LÚCIA e uma veterinária que trabalhou com CLÁUDIO na Secretaria de Defesa dos Animais, GRACINDO JÚNIOR, CÁSSIA KISS e JAYME PERIARD prestaram homenagens ao amigo. Os animais por quem CLÁUDIO tanto lutou, também estiveram presentes. Ao prestar sua última homenagem ao ator, uma fã levou o galo PAQUITO FRED para a cerimônia. Alguns cachorrinhos também foram se despedir de CLÁUDIO. Após a exibição do vídeo e das homenagens prestadas, o caixão entrou na esteira para ser cremado com a música “PÉDAÇO DE MIM” na voz de ZIZI POSSI, de fundo.

Morreu hoje GIULIANO GEMMA. O ator italiano tinha 75 anos e foi vítima de um acidente de carro em CERVETERI, cidade próxima a ROMA. GEMMA chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O ator ficou conhecido nos anos 1960 por filmes de “spaghetti western” (caubói italiano) nos quais atuou, como “UMA PISTOLA PARA RINGO”, em 1965, “RINGO NÃO DISCUTE...MATA”, em 1965; “O DÓLAR FURADO”, também em 1965 e muitos outros. Recentemente, participou de “PARA ROMA COM AMOR”, 2012, de WOODY ALLEN.

O governo dos ESTADOS UNIDOS começou uma paralisação parcial hoje, pela primeira vez em 17 anos, colocando até 1 milhão de trabalhadores em licença não remunerada, fechando parques nacionais e atrasando projetos de pesquisa médica. Agências federais foram direcionadas a reduzir os serviços, depois que os parlamentares não conseguiram romper um impasse político que provocou novas dúvidas sobre a capacidade de um Congresso profundamente dividido executar suas funções mais básicas. A CASA BRANCA ordenou o fechamento de todos os 408 pontos turísticos federais, incluindo a ESTÁTUA DA LIBERDADE. O impasse aconteceu porque a Câmara, controlada pelos republicanos, quer fazer mudanças no programa de reforma dos sistema de saúde do presidente BARACK OBAMA, incluindo o adiamento de um ano de exigência para que os cidadãos adquiram plano de saúde.

Uma equipe com 19 inspetores e 14 membros da ONU chegou hoje à SÍRIA para iniciar o processo de verificação e eliminação das armas químicas no país, uma missão aprovada pelo Conselho de Segurança da entidade na semana passada. Eles fazem parte daORGANIZAÇÃO PARA A PROIBIÇÃO DE ARMAS QUÍMICAS e têm nove meses para completar a missão de eliminar o arsenal do presidente sírio, BASHAR AL-ASSAD, calculado em mil toneladas.

O PAPA FRANCISCO abriu uma reunião histórica, hoje, sobre a reforma da Igreja Católica, dizendo querer uma Igreja missionária, com um espírito moderno, que dará esperança aos pobres, aos jovens e aos idosos, como fez SÃO FRANCISCO. O pontífice convocou os oito integrantes do Conselho de Cardeais para três dias de reflexão sobre a renovação burocrática do VATICANO e outras reformas.          

2 014   :   -    QUARTA´FEIRA
As emoções de ontem, no Tribunal de Justiça, onde se "respirou" a Revolução de 32 desde o início da cerimônia da ''EPOPÉIA DE 32" - UMA VISÃO BOMFINIANA", em homenagem ao príncipe dos poetas brasileiros PAULO BOMFIM, até o seu final, numa elaboração de evento digna de todos os possíveis elogios, ainda calam em mim nesta manhã. A noite toda foi de sonhos a respeito desse Movimento grandioso, em busca de reconstitucionalização do País. Figuras de um passado brilhantes desfilaram pela madrugada toda e levanto com alterações de pressão. Não adianta nem tomar remédio, ou melhor, os tomei e deve ter suavizado um pouco a elevação da mesma. Não há jeito. Não há uma maneira de evitar meus sentimentos. Estou há 18 anos e quatro meses na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e isso se tornou uma verdadeira religião para mim. Quem falava isso era o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, antigo secretário do MMDC, que me ensinou os primeiros passos em 1996, quando me filiei à Sociedade.
Como presidente tenho a sagrada missão de conduzir essa Sociedade a um patamar digno dos heróis de 32. E a semana de outubro começa com a entrega do COLAR DA VITÓRIA aos juízes do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR (O presidente já recebeu essa honraria no dia 16 de julho deste ano). Naquela data solicitei ao Presidente que marcasse uma data para condecorar os juízes do TJM). E, de comum acordo, ficou estipulado que o COLAR DA VITÓRIA seria entregue em 1º de outubro.
Na tarde, apesar de todo o aperto que estamos tendo nesta semana, vamos comparecer ao TJM assim que uma viatura vem nos buscar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O vice-presidente, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES me acompanha, bem como nossa funcionária MARINEI CHALUB, diligente, que cuidou dos mínimos detalhes para que essa solenidade acontecesse.
Assim que chegamos no TJM somos recebidos pelo CAPITÃO PM GITIRANA e 1º TENENTE PM AURÉLIO PEQUENO. Ali também se encontram o FERNANDO MORENO e o ANTONIO CARLOS ARISTIDES. Conduzidos ao local onde são reunidas as reuniões dos juízes, passamos a efetuar, num ambiente íntimo, a entrega do COLAR DA VITÓRIA, alusivo aos 80 anos do Movimento Constitucionalista. O Presidente inicia o ato e passa a palavra para o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lembramos dos motivos pelos quais foi realizada uma reunião no CAMPINAS HOTEL, em 27 de setembro de 1932, onde o Cmt Geral da então FORÇA PÚBLICA, CORONEL HERCULANO DE CARVALHO E SILVA deu a palavra ao CORONEL ALEXANDRINO GAIA, do Exército, e      

Recebem o COLAR DA VITÓRIA nesta tarde, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Exmo. Juiz coronel PM Fernando Pereira
Exmo. Juiz coronel PM Clovis Santinon
Exmo. Juiz coronel PM Avivaldi Nogueira
Exmo. Juiz Dr. Paulo Prazak
Exmo. Juiz coronel PM Orlando Eduardo Geraldi (não está presente por imposição de serviço). O Presidente recebe o COLAR em seu nome. Posteriormente será entregue ao merecedor da honraria.
Exmo. Juiz Dr. Silvio Hiroshi Oyama
Fala em nome dos homenageados o Exmº Juiz CORONEL PM FERNANDO PEREIRA. Lembra a figura do CORONEL ROMÃO GOMES, que foi juiz do TJM e, na revolução, comandou a COLUNA INVICTA.
Somos conduzidos a uma sala onde vamos nos servir de um lanche. Ali, em ambiente descontraído, lembramos muitos acontecimentos envolvendo os oficiais que hoje são juízes. Todos eles são mais novos do que eu. Percebo, ou melhor, mais uma vez dou conta de como o tempo passou. Aos 77 anos, já rumando para os 78, ainda tenho forças para lutar por um Ideal, sem visar quaisquer outros benefícios a não ser a satisfação de levar avante os princípios salutares do Movimento Constitucionalista de 1932.
Gentilmente, o Presidente do TJM e os juízes que hoje compõem a Corte dessa Casa de Leis, despedem-se dos integrantes do MMDC, também integrado do WILLIAM MASCARENHAS, que chegou tarde.
Retornamos à Sociedade. Ainda preparamos tudo para a solenidade de amanhã no Quartel do Comando Geral. MARINEI fica preocupada com o presidente que está se expondo a uma maratona de eventos e o conduz até sua residência, num trânsito bem ruim.
   
Ao abrir, nesta noite, a caixa de mensagens pela internet recebo o e-mail do JOSÉ D´AMICO.
Queridíssimo coronel Ventura,
 Tudo bem com o senhor  e dona Lucinda? Espero que sim, principalmente da tarde e noite maravilhosas que passamos no Palácio da Justiça ontem, festejando em torno do Poeta de São Paulo.
 Já pedi o roteiro desse histórico momento ao Bruno. Tão logo ele me envie, reencaminho ao senhor.
 Sobre mais fotos , o site do TJ publicou 11 páginas delas sobre o evento, e o senhor aparece em destaque na outorga do Colar da Cruz do Mérito Constitucionlista. Eu consegui acessar colocando no buscador do Google "Paulo Bomfim  Tribunal de Justiça 88 anos" e, após  isso, aparece uma entrada "Imprimir notícia - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo...". Há um texto sobre a comemoração e, no final, "FLIRCK" para ver as imagens.
Prezadíssimo coronel Ventura, tente fazer esse caminho e me diga, por favor, se o senhor conseguiu acessar as imagens.
 Continências sempre espirituais,
                           Recruta 3e2inho

Meu caro JOSÉ
Estou lendo a sua mensagem agora. Entregamos hoje o COLAR DA VITÓRIA
aos juízes do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR.
Confesso que me emocionei muito nos eventos de ontem e hoje.
A velhice é coisa séria. A gente se altera com as cerimônias que tocam ao nosso coração.
Meu coração teve uma acelerada violente quando coloquei o COLAR DA CRUZ DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA  à altura do peito do nosso querido PAULO BOMFIM.
Senti que ele se comoveu também e, ali, irmanados por alguns minutos, quase chorei de comoção. É indescritível a sensação que tive. Talvez seja pelo enorme carinho que tenho pela pessoa maravilhosa que é o nosso poeta. Ele só vê bondade nas pessoas.
Nunca ouvi qualquer repreensão séria a respeito de quem quer que seja.
Agora estou pensando como irei me comportar amanhã, no Quartel do Comando Geral, quando iremos reviver a CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA.
Peço a DEUS que me conserve sereno nesse momento. Gostaria muito que o poeta estivesse conosco amanhã, bem como você.
Vou seguir as suas instruções para reviver a data de ontem. Coloquei em meu blog uma página muitíssimo simples sobre a cerimônia do PAULO BOMFIM, mas as imagens (bem poucas) colocadas provocaram dezenas de aberturas em "MEMÓRIAS DO VENTURA" e isso é gratificante.
Dia 3 de outubro teremos duas outras solenidades importantíssimas: na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS (PIRITUBA) às 10:30 horas e à noite na OAB-SP.
Por indicação do JUIZ CASSEB, Presidente do TJM, irei condecorar a desembargadora MARIA CRISTINA ZUCCHI com o COLAR DA VITÓRIA nessa solenidade na OAB-SP.
O Secretário de Segurança Pública, DR GRELLA também deverá comparecer.
Aguardo sua presença nesse evento porque sei que você ajudou muito a desembargadora nas comemorações ao nosso poeta. Gostaria imensamente que ele estivesse presente.  

Mais tarde, pela internet, vejo a página onde estão as 871 imagens do evento de ontem no TRIBUNAL DE JUSTIÇA e, através desse documentário fotográfico, relembro de todos os momentos históricos dos 88 anos do poeta PAULO BOMFIM. Devo isso à CAMILA GIUDICE, que me forneceu os caminhos para chegar a esse enorme acervo de imagens.

Marcar e não levar. Essa é a receita da COPA DO BRASIL e, hoje, no ITAQUERÃO, o CORINTHIANS seguiu à risca. Bateu o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 0 e poderá até perder por um gol de diferença no jogo de volta das quartas de final no dia 15.
Vitória no jogo de ida das quartas de final da COPA DO BRASIL. Show de ROBINHO - que passou a marca de 100 gols pelo SANTOS - e vantagem para a partida de volta, na VILA BELMIRO, dia 16 de outubro. O triunfo por 3 a 2 sobre o fraco BOTAFOGO, nesta noite, no MARACANÃ, deve ser bastante comemorado pela torcida. Mas poderia ter sido muito, muito melhor.
Pensando em poupar os titulares do CRUZEIRO para o BRASILEIRO, o técnico MARCELO OLIVEIRA quase viu o duelo com o ABC - RN acabar em zebra. Graças ao gol solitário do zagueiro LÉO, porém, o time fez 1 a 0, no MINEIRÃO, e conseguiu vantagem para jogar em NATAL. Mesmo se perder por um gol de diferença, a RAPOSA avança para as semifinais caso balance as redes fora de casa, critério de desempate na COPA DO BRASIL.
Com o time titular, o FLAMENGO viajou até o RIO GRANDE DO NORTE e conseguiu vencer o AMÉRICA - RN também por 1 a 0, mesma gordura conquistada pelo CRUZEIRO.

Um incêndio na FAVELA DA JUTA, na região de SAPOPEMBA, zona leste, deixou um homem de 26 anos morto. O corpo dele foi encontrado carbonizado em um dos barracos. O incêndio, que começou às 4:45 horas de hoje, destruiu 86 dos 200 barracos, segundo a Defesa Civil.
As chamas se espalharam rapidamente por causa do vento forte e porque os barracos são feitos de madeira. A corporação suspeita que um curto-circuito possa ter provocado as chamas. Mas moradores do local disseram ter ouvido uma briga de casal. "Vamos botar fogo", teria dito o homem, segundo afirmou o pedreiro ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS.

A jovem KAREN FÉLIX DE ALMEIDA, de 20 anos, morreu ontem à noite após apanhar do namorado. A suspeita é que ela tenha sido atacada na casa onde morava com o agressor, na LAPA. Ela morreu após voltar ao apartamento da mãe, no CENTRO. KAREN mantinha um relacionamento de cerca de dois anos com o rapaz. Após uma série de brigas e agressões físicas, ela teria retornado à casa da mãe, que mora em uma ocupação de sem-teto na Rua MAUÁ, há apenas dois dias.

Os extremistas do ESTADO ISLÂMICO teriam capturado e decapitado, ontem, sete homens e três mulheres em uma região curda no norte da SÍRIA. A denúncia foi feita pelo diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, RAMI ABDULRAHMAN. Já a coalizão dirigida pelos ESTADOS UNIDOS voltou a realizar hoje bombardeios aéreos contra posições dos jihadistas do grupo ESTADO ISLÂMICO nas proximidades da cidade síria curda de AIN AL-ARAB. No IRAQUE, pelo menos 52 extremistas e sete milicianos tribais morreram em consequência de confrontos e bombardeios aéreos no norte de BAGDÁ.

O paciente que contraiu EBOLA e viajou para os ESTADOS UNIDOS sem saber sobre a contaminação está em estado grave. O doente embarcou na LIBÉRIA no dia 19 de setembro e não apresentava sintomas. Os sinais da doença surgiram quatro ou cinco anos depois. No dia 28, ele foi isolado em um hospital do TEXAS. O governo da LIBÉRIA enfatizou, hoje, que o paciente não tinha sinais de EBOLA quando deixou o país. O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, TOM FRIEDEN, disse que as pessoas que estavam no mesmo voo não correm o risco de ter contraído o EBOLA.


Organizações de defesa dos direitos humanos anunciaram hoje que autoridades chinesas detiveram mais de uma dezena de ativistas em todo o país e interrogaram mais de 60 pessoas que expressaram apoio às manifestações pró-democracia que ocorrem em HONG KONG. As manifestações intensificaram-se com número crescente de pessoas nas ruas nesses dois dias de feriado, em comemoração aos 65 anos da Proclamação da República Popular da CHINA, pelo Partido Comunista, em 1949. O presidente chinês, XI JINPING, manteve silêncio sobre as manifestações na antiga colônia britânica.