sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PALESTRA PROFERIDA POR MARIANO TAGLIANETTI NA CAPITANIA DOS PORTOS DO PARANÁ - MARINHA DO BRASIL - A REVOLUÇÃO DE BRASILIDADE CONSTITUCIONALISTA PAULISTA DE 32 E A CONSTITUINTE DE 1934.

A REVOLUÇÃO DE BRASILIDADE CONSTITUCIONALISTA PAULISTA DE 32 E A CONSTITUÍNTE DE 1.934.

Meus respeitos ao Capitão FRANCISCO DANTAS DE ALMEIDA FILHO, ao Cel. JOÃO ALMEIDA que nos dá a honra de sua presença na qualidade de Presidente da Associação Paranaense M.M.D.C. 32 e Heróis do Cerco da Lapa, Autoridades e distintos Marinheirosintegrantesda Capitania dos Portos do Paraná, aqui presentes.

“SE DEZ VIDAS TIVESSE, TODAS EU DARIA!”
ALFERES JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER – “TIRADENTES”
HERÓI DA REPÚBLICA, primeiro a concebê-la.
Enfrentou corajosamente a forca em21/04/1.792.

Relata PRADO MAIA, em sua obra “ATRAVÉS DA HISTÓRIA NAVAL BRASILEIRA” a primeira façanha da série que assinalaria a vida gloriosa de JOAQUIM MARQUES LISBOA,futuro MARQUES de TAMANDARÉ vosso patrono : “Quando da malograda expedição naval á Patagônia  (Guerra da Cisplatina), caíram prisioneiros dos argentinos, APESAR DE HERÓICA RESISTÊNCIA, os sobreviventes das guarnições da pequena divisão brasileira. ESTAVAM ENTRE ELES OS SEGUNDOS TENENTES JOAQUIM MARQUES LISBOA E JOAQUIM JOSÉ INÁCIO, futuros MARQUES DE TAMANDARÉ E VISCONDE DE INHAÚMA. Não teveMARQUES LISBOA seu ânimo abatido. “Ele já sabia que a sorte das armas é inconstante, e do mesmo passo que sorri, hoje, a um dos combatentes, pode mostrar-lhe, amanhã, o cenho carregado...” Foi realmente o que aconteceu, como vamos ver. “A 16 de agosto de 1.827, escoltado pelas corvetas Chacabuco e Ituzaingó, saia da barra do Rio Negro o brigue argentino Ana. Aseu bordo metidos no porão, seguiam para o rio Salado 93 prisioneiros brasileiros. Apenas o brigue montou a barra MARQUES LISBOA, que figurava entre estes, PÕE À PROVA SUA CORAGEM E SEU ESPÍRITO DE INICIATIVA. Revoltando seus companheiros com o auxílio valioso do segundo tenente JOAQUIM JOSÉ INÁCIO, domina a guarnição do navio, aprisiona o comandante, e ASSUME, ELE PRÓPRIO, O COMANDO. Isso, de tal modo, com tal presteza que os navios da escolta não perceberam a mudança, continuando a navegar com o destino indicado. “Ao apresentar-se momento azado, porém, FAZ O ANA RUMO A MONTEVIDÉO onde, apesar da perseguição tenaz dos dois navios argentinos na escolta, conseguiu, entrar, no dia 29”. ESTAVA PRATICADA A PRIMEIRA FAÇANHA DA SÉRIE QUE ASSINALARIA A VIDA GLORIÓSADE TAMANDARÉ.

Feita esta saudação inicial, de todo necessária, por enaltecer a Marinha, à qual darei continuidade ao final, adentremos no objeto desta palestra visando demonstrar a BRASILIDADE DA REVOLUÇÃO PAULISTA DE 32, observando que os fatos históricos devem ser estudados e analisados a luz da época em que se desenrolaram. Obedecendo a essa premissa que contraria o que poderíamos chamar de interpretaçõessubjetivas alheias ao seu contexto rememoremos os antecedentes que desencadearam A REAÇÃO DE BRASILIDADE PAULISTA nos termos expressos em BRASÃO REVOLUCIONÁRIO DE 32, até hoje professado e cultivado: - “PRO BRASILIA FIANT EXIMIA”.
A política “café com leite” praticada por São Paulo e Minas Gerais fora rompida pelo presidente WASHINGTON LUÍS PEREIRA DE SOUSA, que ignorando a vez das ALTEROSAS, impôs a candidatura de JULIO PRESTES o qual venceu o pleito derrotando o adversárioGETÚLIO VARGAS.
Inconformado VARGAS marchou com oito mil combatentes sendo barrado em ITARARÉ, divisa Paraná / São Paulo, por expressiva tropa do EXÉRCITO E DA PODERÓSAFORÇA PÚBLICA PAULISTA,fiéis ao governo.Ocorreram combates preparatórios em SENGÉS – PR e MORUNGABA – SP. Entrementes, no Rio de Janeiro, junta militar formada pelos generais MENA BARRETO, TASSO BARROSO e almirante ISAIAS DE NORONHA depuseram, 21 dias antes do término legal de seu mandato,o PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
NÃO OCORREU A ESPERADA BATALHA DE ITARARÉ A QUAL HAVERIA, TAL QUAL GETTYSBURGO DA EXEMPLAR DEMOCRACIA REPUBLICANA NORTE AMERICANA, DADO OUTRO RUMOAOS DESTINOS DA NACIONALIDADE...
Fronteira aberta, GETÚLIO VARGAS foi recebido entusiasticamente em São Paulo, partindo em seguida para o Rio de Janeiro, onde descumpriu o trato com a ALIANÇA LIBERAL (Partido Democrata Paulista, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), DE CONVOCAR, saliente-se MEDIATAMENTE, ao por os pés no CATETE, a Assembleia CONSTITUÍNTE protelandoindefinidamente esse compromisso, iniciando a devassa ditatorial, desestruturando a NAÇÃO, exonerando governadores e prefeitos dos estados e nomeando discricionariamente interventores.
DENTRO DESSA ÓTICA OS CHEFES DA REVOLUÇÃO DE 30 NÃO RESPEITARAM, EM SÃO PAULO, E NOS ESTADOS, MORMENTE NO RIO GRANDE DO SUL, SE QUER OS ALIADOS... Entregaram São Paulo ao inábil edesqualificadoCap. JOÃO ALBERTO o que deu origem aos desentendimentos entre vencedores e vencidos. Ambos, desiludidos e amargurados se uniram exigindo que o governo fosse entregue a um civil paulista.
Para atender aos golpistas foi extinto o PODER LEGISLATIVO e modificadaa CONSTITUIÇÃO DE 1.891.A situação tornou-se intolerável por haver GETÚLIO VARGAS,em março de 1.932,manifestado contrariedade à legalidade democrática ao afirmar “necessidade de proceder ANTES DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO à capina do terreno, das ervas daninhas que o esterilizavam...”. Nesse clima, sucederam-semanifestações populares e ao cair da tarde de 23 DE MAIO DE 1.932, na praça da República,  perto da rua Barão de Itapetininga, DOS PRÉDIOS VIZINHOS OS PARTIDÁRIOS DO GETULHISMO, COMEÇARAM A ATIRAR CONTRA OS MANIFESTANTES, matando cinco populares : - MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA, fazendeiro em Sertãozinho, nascido em São Manuel, São Paulo, em 1.901; - EUCLIDES BUENO MIRAGÁIA, auxiliar de cartório, em São Paulo, nascido em São José dos Campos, em 1.911; - DRÁUSIO MARCONDES DE SOUZA, estudante, nascido na cidade de São Paulo, em 1.917, tinha apenas 14 anos; - ANTONIO AMÉRICO DE CAMARGO ANDRADE, do comércio, nascido em São Paulo, em 1.901; A  revolta popular diante dessa tragédia  originou a ENTIDADE ANCORA mais destacada da REVOLUÇÃO de 32 – o M.M.D.C., iniciais dos que tombaram derramando  sangue naquele início de EPOPÉIA (MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO). Cumpre mencionar que nessa fatídicatragédia que envolveu os primeiros heróis da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA foi gravemente ferido ORLANDO DE OLIVEIRA ALVARENGA, escrevente juramentado, nascido em Muzambinho, Minas Gerais, não aparecendo seu nomeporque veio a falecer em 12 de agosto, quando já organizado o M.M.D.C.. Consigne-se nesta oração a homenagem que LHE rende perenementea SOCIEDADE VETERANOS DE 32neste momento reafirmada por seu atual presidente Cel. MÁRIO FONSECA VENTURA.
23 DE MAIO FOI O SELO DE SANGUE DA PÁGINA CONSTITUCIONALISTA, QUE UNIU TODOS OS PAULISTAS E FILHOS DE OUTROS ESTADOS E ATÉ DE OUTROS PAÍSES NO IDEAL SUPREMO PELA CONQUISTA DA CONSTITUÍNTE QUEERANEGADA AO POVO BRASILEIRO PELA MENTALIDADE  DITATORIAL DOS VENCEDORES QUE DESVIRTUARAM OS RUMOS DEMOCRÁTICOS DA REVOLUÇÃO DE 1.930.Nessas circunstâncias os INIMIGOS DA BRASILIDADE CONSTITUCIONALISTA PAULISTA PERCEBERAM E NOTARAM A FIRMEZA DO RUMO DOS ACONTECIMENTOS...
Deflagrada em NOVE DE JULHO foi apoiada incondicionalmente pela “FRENTE ÚNICA GAUCHA” que em memorável MANIFESTO respaldou, e insistimos nesse aspecto, porquetraduziu na plenitude a BRASILIDADE DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. Esse documento analisado historicamente nos dá sólida convicção nesse sentido, contradizendo seus detratores. Eis sua íntegra: “Na hora histórica, em que nos alçamos DE ARMAS NA MÃO, PARA AJUDAR O HERÓICO SÃO PAULO, NA SUA PUGNA TITÂNICA PELA RESTAURAÇÃO DA ORDEM INSTITUCIONAL E DA LIBERDADE POLÍTICA DO PAÍS, AO ALTIVO POVO RIO-GRANDENSE DEVEMOS A NOSSA PRIMEIRA PALAVRA CHEIA DE FÉ E DE AMOR, PARA DAR-LHE A CONHECER, NA SUA REALIDADE INSOFISMÁVEL, OS GRAVES IMPERATIVOS DE ORDEM MORAL E CÍVICA QUE NOS COMPELIRAM À ATITUDE EXTREMA EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
De sobejo sabe o RIO GRANDE DO SUL, a partir de março último, quando alguns de seus filhos mais ilustres se viram na contingência de abandonar seus postos na administração federal, que os seus grandes e tradicionais partidos deliberaram abster-se, daí em diante, de qualquer colaboração com o Governo da República.
Continuamos, porém, a dar todo o nosso apoio ao interventor federal no estado, PORQUE SE IDENTIFICARA ELE COM OS NOSSOS PONTOS DE VISTA E, SENDO SEMPRE “MAGNA PARS” EM NOSSAS CONFERÊNCIAS E DECISÕES COLETIVAS, SELARA CONOSCO O PACTO DE ACOMPANHAR-NOS, EM QUALQUER EMERGÊNCIA, NÃO EXCLUIDA MESMO A QUE NOS POUDESSE ARRASTAR AO PRECIPÍCIO. ASSUMIMOS ASSIM E SUCESSIVAMENTE COMPROMISSOS DE HONRA COM A NAÇÃO, ESPECIALMENTE COM SÃO PAULO, A QUEMASSEGURAMOS SOLIDARIEDADE E APOIO MATERIAL PARA SUAS JUSTAS REINVINDICAÇÕES DE CARÁTER REGIONAL E NACIONAL.
DEPOIS DE MUITO SOFRER E TOLERAR, REBELOU-SE O ESTADO DE SÃO PAULO CONTRA A OMINIOSA DITADURA E COM ESTA TRAVA UM PRÉLIO HOMÉRICO EM DEFESA DOS MAIS NOBRES IDEAIS DA PÁTRIA.
Era-nos lícito esperar que, nessa excepcional conjuntura, ASSUMISSE O SENHOR FLORES DA CUNHA uma atitude benévola senão favorável a São Paulo, CONFORME NOS AUTORIZAVAM A CRER AS SUAS ANTERIORES MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS E O SEU PERFEITO ENTENDIMENTO, ATÉ ENTÃO, COM OS REPRESENTANTES DA FRENTE ÚNICA RIO-GRANDENSE. Eis, porém, que S. Exa., com surpresa geral, adota o partido contrário e  PASSA A SER UM SERVIDOR INCONDICIONAL DA DITADURA, CONTRA A QUAL CHEGARA ANTES A ARMAR-SE E A NÃO DISSIMULAR CERTAS AMEAÇAS. É pois a  nossa atitude antes de mais nada, o PROTESTO MORAL DO RIO GRANDE REPUBLICANO E LIBERTADOR CONTRA ESSE GOLPE DE SURPRESA QUE NOS OBRIGOU A ABANDONAR À SUA PRÓPRIA SORTE, nas primeiras semanas de luta, OS NOSSOS HERÓICOS E INVENCÍVEIS ALIADOS DE SÃO PAULO.
Por dolorosa ironia do destino É O RIO GRANDE, QUE PRIMEIRO LEVANTOU O SEU PROTESTO CONTRA OS DELIRIOS DE UM GOVERNO OSTENSIVAMENTE DIVORCIADO DA MORAL E DA RAZÃOQUE ENTROU  EM REPULSIVA AGONIA DE SANGUE.
Não fossem as forças que o interventor está mandando combater os EXÉRCITOS CONSTITUCIONALISTAS DE SÃO PAULO, por certo não se haveria criado o impasse que está custando milhares de vidas ao Brasil e desorganizando por completo sua entrosagem econômica. Não fora o auxílio prestado à ditadura pelo interventor ao preço de nossa humilhação e já estaria terminada a revolução com a implantação de uma junta governativa formada de homens probos, capazes de reconduzir o país aos quadros da LEI. Impossível imaginar, na altura que chegaram os acontecimentos, que a luta fraticida possa chegar a termo dentro de poucos meses. A continuar o morticínio nas fronteiras paulistas, SERÁ O BRASILDENTRO EM BREVE UM CENÁRIO DE RUÍNAS. O vencedor recolherá a vitória sobre os escombros da Pátria. E TUDO ISTO PORQUE O RIO GRANDE AINDA NÃO CUMPRIU O SEU DEVER E ESTÁ COMBATENDO A SUA PRÓPRIA CAUSA: - QUE É A CAUSA DA NAÇÃO BRASILEIRA, CANÇADA DE TUTELAS INEPTAS E DE RIDÍCULAS IDEOLOGIAS.
Dirigimos daqui o nosso veemente apelo aos nossos concidadãos e às classes conservadoras para que não cooperempela sua inação, na irremediável desorganização do nosso patrimônio econômico. Calcule-se o que estará custando este primeiro mês de julho de luta armada ás fortunas públicas e particulares do país. Dentro em breve o BRASIL pagará tantas loucuras e tamanhos crimes com a sua falência integral. E porque se combate, afinal, no BRASIL? – COMBATE-SE PORQUE À NAÇÃO SE NEGA O DIREITO DE GOVERNAR-SE POR SÍ MESMA SOB PRETEXTO, QUE SERIA INFAME, SE NÃOFOSSE RIDÍCULO DE QUE ELA AINDA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA REINGRESSAR NO REGIME DA LEI. Não se iluda o povo RIO-GRANDENSE. AQUELES QUE A DITADURA ACOIMA DE REACIONÁRIOS OUTRO CRIME NÃO COMETEM SENÃO O DE DISSENTIR DA INDEFINIDA PROLONGAÇÃO DE UM GOVERNO DISCRICIONÁRIO E ARBITRÁRIO SEM RECURSOS NEM FINALIDADES, A NÃO SER O DA PRÓPRIA CONSERVAÇÃO.
Temos certeza absoluta de que o RIO GRANDE está ao nosso lado. O RIO GRANDE nunca foi uma terra amorfa à discrição de qualquer governo SÓ PELO FATO DE SER GOVERNO. Possui o RIO GRANDE, pelo contrário, a nobre consciência dos seus direitos e deveres cívicos.
NO RIO GRANDE QUEM NÃO É REPUBLICANO É LIBERTADOR. E TANTO UM COMO OUTRO DOS NOSSOS PARTIDOS ESTÁ PRONTO A CONDENAR HOJE PELA AÇÃO, O QUE CONDENAVA ONTEM PELAS PALAVRAS.
Começa o RIO GRANDE, nesta grande hora, A CUMPRIR SUA PALAVRA EMPENHADA COM SÃO PAULO EM FAVOR DA NAÇÃO. OS COMPROMISSOS MORAIS NÃO SÃO LETRA MORTA PARA O SEU POVO. O Brasil pode confiar em nós, AQUI AINDA VIVE UMA COLETIVIDADE DE HOMENS E NÃO UMA HORDA DE ESPECTROS DE HOMENS.
NOSSA SERÁ A VITÓRIA, E TANTO VALE DIZER QUE A VITÓRIA SERÁ DO POVO BRASILEIRO.
RIO GRANDE: HONRA O COMPROMISSO DE TEUS FILHOS!
RIO GRANDE: SÊ DIGNO DA TUA HISTÓRIA!
RIO GRANDE: SEGUE A TUA LEGENDA IMORTAL!
Porto Alegre, 25 de agosto de 1.932.
BORGES DE MEDEIROS, RAUL PILLA, BATISTA LUZARDO,LINDOLFO COLLOR...”
Houveram renhidos combates. BORGES DE MEDEIROS e seus partidários entrincheiraram-se em Porto Alegre mas foram subjugados pelas forças leais a FLORES DA CUNHA. Partiram para São Paulo.
Por todo imenso Brasil há episódios, dignos de menção: o do jovem tenente ASSUNÇÃO, que parte de Castro, à frente de um esquadrão de cavalaria, atravessando a fronteira com São Paulo e vai lutar na região da Mantiqueira e os bravos de SENGES, ambos do Estado do Paraná.
Outros estados também participaram da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1.932 a exemplo os artilheiros do FORTE ÓBIDOS, que em 18 de agosto se pronunciaram solidários com aqueles que reclamavam CONSTITUIÇÃO para o País. Partiram para invadir MANAUS e, não podendo transportar seus obuses, armaram-se apenas com metralhadoras e fuzis, ocupando pequenos barcos. O governo provisório mandou ataca-los, ordenandoao BAEPENDI o maiornavio que sulcava o Rio Amazonas essa  empreitada. Empregado como aríete sobre as frágeis embarcações dos revoltados afundou-as. JARBAS PASSARINHO assim reporta: - “agindo como proa como se fosse um aríete afundou-as. Em seguida, sem nenhuma contemplação para com os náufragos metralhou-os”. O episódio de ITAQUATIARA é um dos muitos que aconteceram em outros estados como MATO GROSSO, MINAS GERAIS, RIO GRANDE DO SUL, E BAHIA...
A História do Exército Brasileiro, em seus anais consigna esta verdade: - “NÃO SE ESTAVA DANDO PASSO ALGUM EM CONCRETO PARA CONVOCAR A CONSTITUÍNTE”, objetivo maior da Revolução de 30, apoiada pela ALIANÇA LIBERAL.
O armistício de dois de outubro de 1.932 pôs termo à REVOLUÇÃO. Não venceu pelas armas, mas sua causa foi vitoriosa. FOI RECONHECIDA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO. O ditador foi obrigado a devolver ao povo a democracia QUE HOUVERA USURPADO.
Beneficiou moralmente todo Brasil que voltou de novo ao regime da LEI. O enérgico protesto armado dos brasileiros de São Paulo, do Sul do Mato Grosso e asfixiado em outros estados, selado com o sacrifício de sangue nas frentes de combate impressionou profundamente toda NAÇÃO, de tal forma que todos sentiram que o ideal da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA era nobre e justo. SEIS MESES APÓS ASSINADO O ARMISTÍCIOEM TRES DE MAIO DE 1.933 FORAM REALIZADAS ELEIÇÕES EM TODO BRASIL ELEGENDO OSCONSTITUÍNTES  QUE PROMULGARAM NO ANO SEGUINTE EM 16 DE JULHO A CONSTITUIÇÃO DE 1.934.
NA CONQUISTA DA CONSTITUÍNTE E CONSEQUENTEPROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1.934 RESIDE A VERDADEIRA E INSOFISMÁVEL VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE BRASILIDADE CONSTITUCIONALISTA PAULISTA DE 1.932.
TODAS AS DEMAIS LEIS VOLTARAM, ENTÃO, A SEREM FEITAS NO PAÍS INTEIRO DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO. Não fosse a GUERRA PAULISTA O IDEAL DEMOCRÁTICO, SEMPRE VIVO NA ALMA DO POVO BRASILEIRO, CERTAMENTE PERDERIA SEU VIGOR E O REGIME DA LEI RESSURGIRIA COM MUITO MAIS ATRAZO EM NOSSO PAÍS.
Na realidade o MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA correspondeu a uma aspiração de todo povo brasileiro. Há um dever de gratidão para com os BRASILEIROS de São Paulo. ELES trabalharam, lutaram e se sacrificaram pela LEI. Honremos a memória dos que morreram e o sacrifício dos que expuseram sua mocidade, consumindo-se nas trincheiras, dos que sofreram nos hospitais, nas prisões e no exílio...
O Presidente JUCELINO KUBISTCHECK salientou: “A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA ABERTA EM SÃO PAULO A 9 DE JULHO DE 1.932 É UM ACONTECIMENTO QUE JÁ ATRAVESSOU AS PORTAS DO TEMPO COMUM PARA PENETRAR NA PERENIDADE DA HISTÓRIA. FOI UMA DAQUELAS CAUSAS PELAS QUAIS OS HOMENS PODEM VIVER COM DIGNIDADE E MORRER COM GRANDEZA”.
Em 23 de maio de 1.968, DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA o hoje Presidente da Sociedade de Veteranos de 32 Cel. MÁRIO FONSECA VENTURA, em sessão solene de fundação da Associação de MolayAlumini do Estado de São Paulo destacou: “Dentre as inúmeras solenidades em que comparecemos em homenagem a esta data, calou fundo na memória quando o MARECHAL-DO-AR MARCIO DE SOUZA E MELLO, então comandante da QUARTA ZONA AÉREA, leu a ordem do dia alusiva a 23 de maio de 1.964ao pé da placa de bronze que assinala, na praça da República o local em que tombaram MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO. A FORÇA AÉREA BRASILEIRA VINHA PELA PRIMEIRA VEZ À PRAÇA DA REPÚBLICA PROCLAMAR A SUA INTEIRA IDENTIFICAÇÃO COM OS JOVENS DE SÃO PAULO. Vinha assegurar, também, que OS IDEAIS DE 1.932 eram os mesmos daqueles que a tudo se dispuseram para livrar o BRASIL da desordem, da corrupção, do comunismo internacional, quando da CONTRA REVOLUÇÃO DE MARÇO 1.964.
Verberou o MARECHAL SOUZA E MELLO “Aqui TAMBÉM ESTÁ O ALTAR DA PÁTRIA! E PENSANDO NELA, A PÁTRIA QUE OS MERCENÁRIOS NÃO VENCERAM, NÓS, REPRESENTANTES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ASSOCIANDO-NOS AO ARDOR DA MOCIDADE CONSTITUCIONALISTA DE SÃO PAULO, ESTAMOS CERTOS DE ATENDER AO ESTÍMULO DO POÉTA, TÃO CARO AOS JOVENS DESTA TERRA, ASSEGURANDO QUE: - JAMAIS A DEICHAREMOS MORRER”.
No Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi construído o Mausoléu do SOLDADO CONSTITUCIONALISTA. Sob os auspícios da Sociedade de Veteranos de 32 – M.M.D.C..Para lá são levados(E ALGUNS SERÃO TRAZIDOS DOS PONTOS EM QUE CAÍRAM EM OUTROS ESTADOS), os restos mortais dos que se bateram, pela Lei, pela nossa terra e pela nossa gente, SEM NADA PEDIR, NEM ESPERAR PARA SÍ MESMOS. Façamos a nossa prece em sua memória. E rendamos a nossa carinhosa homenagem aos veteranos. Eles tomaram parte naquela luta heroica e podem nos contar pessoalmente, ainda hoje, os mais vibrantes e comoventes episódios cívicos de uma das mais belas páginas da querida HISTÓRIA DO BRASIL.

Encerrando a análise dessemarcante capítulo da história da nacionalidade, ressaltando ser o único em que o povo brasileiro,EM ARMAS, lutou por CONSTITUÍNTE, volto à saudação que vos dirigi inicialmente para continua-la, evocando o DIA DA BANDEIRA que será comemorado no próximo dia 19.
Intrinsicamente, a EFEMÉRIDE está ligada ao herói, de vossas hostes, MARCÍLIO DIAS. Notabilizou-se por haver em 2 de janeiro de 1.865 acenado com o grito de VITÓRIA (!),fazendo tremular, na torre da IGREJA MATRIZ DE PAYSANDU a BANDEIRA BRASILEIRA, confraternizando-a com a  tropa pela conquista.
Herói da BATALHA NAVAL DO RIACHUELO seu braço foi decepado em defesa da BANDEIRA BRASILEIRA. Os ferimentos sofridos causaram-lhe a morte no dia seguinte, 12 de junho, sendo sepultado com honras do cerimonial marítimo nas próprias aguas do Rio Paraná, em 13 de junho de 1.865.
Nos dias de hoje seria uma verdadeira heresia ocupar esta tribuna às vésperas de 15 de novembro, dia em que comemoraremos o 125º (CENTÉSIMO VIGÉSIMO QUINTO), aniversário da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA,não aludindo ao exemplo de VOSSO PATRONO TAMANDARÉ ao retornar da Europa por haver acompanhado ao exílio a FAMÍLIA IMPERIAL.
Monarquista convicto ao ser indagado, sobre o REGIME REPUBLICANO recém-instauradoafirmou “O QUE ESTÁ FEITO ESTÁ FEITO, CUIDEMOS DE TRABALHAR E ENGRANDECER A PÁTRIA”, exemplo lapidar para os que detém hoje as rédeas  dos destinos da  REPÚBLICA, uma vez que invocam CONSTANTEMENTE de forma negativa  a CONSTRUTIVIDADE da  CONTRA REVOLUÇÃO DE 1.964 ao invés de trabalharem pela UNIÃO DA FAMÍLIA BRASILEIRA.
Coincidentemente a efeméride da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, aqui em Paranaguá, também é dia de NOSSA SENHORA DO ROCIO, que ELA, atenda à vocação católica do POVO BRASILEIRO estendendo seu manto protetor à REPÚBLICA, protegendo-a da corrupção desenfreada de nossos dias...
E a esta altura finalizando traço paralelismo entre os heróis que a exemplo de MARCÍLIO DIAS defenderam a PÁTRIA das agressões bélicas externas e os heróis de 32 MARTINS, MIRAGÁIA, DRAUSIO E CAMARGO cujo denominador comum foi o HOLOCAUSTO de suas vidas cimentado pelo lema“PRO BRASÍLIA FIANT EXÍMIA”. Hoje essa legião de HERÓIS, lá do cosmos, contempla um PAÍS cujos valores conquistados e sedimentados, ao logo de mais de 500 anos, antevê um futuro em que prevalecerá a CONSCIÊNCIA de que a pátria dispensa formas ditatoriais alienígenas anossa índole...
O engrandecimento da Pátriareside na divisa que tendes por norte: - “À PÁTRIA HONRAE QUE A PÁTRIA VOS CONTEMPLA“.
Agradeço: - ao Capitão-de-Mar-e-Guerra, Capitão dos Portos do ParanáFRANCISCO DANTAS DE ALMEIDA FILHO a oportunidade de ocupar esta TRIBUNA; -ao Presidente Cel. JOÃO ALMEIDA, da Associação Paranaense M.M.D.C.32 e Heróis do Cerco da Lapa estar comigo, lado alado, nesta jornada elucidativa; -as AUTORIDADES; -o convívio amável e cavalheiresco dos MARINHEIROS que nos honram com sua presença.
A todos, muito obrigado!
Paranaguá, 13 novembro de 2.014 - Mariano TaglianettiEmbaixadorMMDC E ADVOGADO CONSTITUCIONALISTA.
Palestra proferida na CAPITANIA DOS PORTOS DO PARANÁ – MARINHA DO BRASIL.



MAX FERREIRA MANDA UMA MENSAGEM PARA DILMA

Querida Dilma,
Em primeiro lugar, gostaria de lhe felicitar pela vitória na eleição. Não que isso seja algum motivo de alegria para mim, mas, manda a educação e os bons modos que eu assim o faça.
E, veja bem, essa infelicidade que sua recolocação no Palácio do Planalto me traz não tem nada a ver com o fato de eu nunca ter votado em ninguém que envergasse as cores do PT ou de nenhum outro partido-membro do famigerado Foro de São Paulo. Também não tem nenhuma relação com minha afinidade ao PSDB desde quando, em 1989, eu vi em Mário Covas a única figura capaz de governar o Brasil, entre os ratos e morcegos que infestaram o primeiro pleito direto depois da redemocratização.
Minha tristeza ao fim desta eleição é ímpar. Não me senti assim em 2002, nem em 2006 ou 2010. Minha tristeza não é por você, nem pela nefasta organização criminosa que você representa e chama de partido. Minha tristeza é em me conscientizar de que a maioria dos meus patrícios já não presa mais pela ética, pela verdade, pelo jogo limpo. Viraram discípulos do Adhemar de Barros do século XXI. A versão pós-moderna do “rouba, mas faz” é o “rouba, mas distribui”.
Entretanto, cara Dilma, me sinto obrigado a lembrar-lhe que o doce sabor da vitória de anteontem não tardará em cair sobre seu colo como um fardo pesado e amargo. Você terá que lidar com a pior das heranças: a que você mesma lhe deixou.
Tivesse o Aécio vencido essa eleição, você teria garantido meses de diversão, ao vê-lo se desdobrar para recolocar no rumo uma economia que, paradoxalmente, combina crescimento pífio com inflação alta e tentar enxugar um estado inchado e aparelhado com o enxerto da “companheirada” em todo posto possível de nomeação. Você assistiria de camarote os malabarismos que ele teria que fazer para destinar recursos ao nosso falido sistema educacional a partir de um orçamento comprometido com programas assistencialistas que primam por administrar a pobreza em vez de erradicá-la.
Entretanto, cara Dilma, a eleita foi você e você terá que matar esses leões sob os olhos atentos de uma oposição que se fortaleceu sobremaneira neste sufrágio. Ali, na casa ao lado, você vai ter o acompanhamento bem próximo dos neófitos Romário e Anastasia, que chegam ao senado juntamente com os já experientes Serra e Jereissati a juntar-se com Aécio, Álvaro Dias e Aloisio Nunes que lá já estão e continuarão pelos próximos quatro anos.
O que não havia acontecido em 2002, 2006 e 2010, aconteceu agora: A oposição tem um líder. Um nome capaz unir as forças de praticamente todas as vertentes oposicionistas. Um nome que, diferentemente de Serra e Alckmin, soube fazer oposição direta e incisiva, sem esconder as cores, a bandeira e o passado de seu partido. Querendo ou não, cara Dilma, a sombra de Aécio no senado se projetará sobre seu gabinete no Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
Porém, cara Dilma, não será de Aécio ou da nova oposição por ele representada, a maior sombra que pairará sobre seu governo. A maior das heranças que você deixará para você mesma foi conquistada no transcorrer deste último pleito. Ao protagonizar a campanha mais baixa, suja, caluniosa e sem escrúpulos da história, atacando Eduardo, Marina e, finalmente, Aécio com denúncias vazias, calúnias e difamações pessoais, você transformou 50 milhões de eleitores - de que, em um pleito normal, você teria apenas a indiferença - em seus completos desafetos. A partir de hoje, cara Dilma, você terá que governar para os 50 milhões que te elegeram sob a densa e perturbante sombra dos 50 milhões que preferiram Aécio a despeito dos ataques virulentos a ele desferidos. Além desses, não se esqueça, há os outros 30 milhões que não queriam Aécio, mas também não queriam você como presidente.
Ainda não terminei, cara Dilma. Falta a cereja do bolo. Além de todos estes pontos, você terá, claro, que encarar a nuvem negra de denúncias e evidências de corrupção na Petrobras. Um esquema de corrupção que mereceria o bordão “nunca antes na história deste país” recorrente na boca de seu mentor.
Não pense, cara Dilma, que a emblemática capa da revista (que você quis censurar e cuja sede seus asseclas tentaram pilhar) fez alguma diferença para mim ou para qualquer brasileiro com um mínimo de discernimento, afinal, quem seria capaz de acreditar que os dois principais beneficiados pelos esquemas não sabiam o que estava acontecendo? A única hipótese de você e seu mentor desconhecerem o esquema seria assumir a completa incompetência de não saber o que se passa sob suas barbas. Aí você pode escolher o que quer ser, cara Dilma: convivente ou incompetente?
Desejo-te sorte na condução do nosso país. Desejo mesmo, do fundo do meu coração, pois, para quem não tem competência ou princípios, o único esteio que resta é a sorte.
Nós, que votamos em Aécio e ficamos - usando seu termo favorito - estarrecidos com sua campanha e com a sua eleição, seguiremos te observando de perto. Você terá 50 milhões de pares de olhos e ouvidos atentos a cada detalhe, a cada ato de seu governo. Você será a participante solitária de um “Big Brother” de quatro anos de duração. Se não resistir, é simples: É só pedir para sair.
Cordialmente,
Max Ferreira

11 DE NOVEMBRO DE 2014 - TERÇA-FEIRA

D I A    O N Z E     D E     N O V E M B R O     DE      2014       -      TERÇA-FEIRA
77 anos, 10 meses e 15 dias.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 125º DO ANO 65º
56 anos e 158 dias na PMESP
 55 anos e 270 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 965 dias – 476 944 horas.
51 anos e 63 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 242 dias no Posto de Coronel. 319 meses e 30dias.
3 anos e 127 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
9 791 dias CORONEL - 22 anos e 333 dias na reserva.
10 348-249-216                           9 791-235 392                              10 115 242 952.
DIA DE SÃO MARTINHO DE TOURS. Nasceu no ano de 316, na HUNGRIA. Filho de um oficial do exército romano, tornou-se cristão aos 12 anos contra a vontade da família. Foi militar também. Depois de sonhar com JESUS, abandonou o Exército e se fez batizar por SANTO HILÁRIO DE POITIERS. Dois anos depois de se ter convertido à fé católica e batizado na GÁLIA, deixou o exército e passou a levar vida solitária. Mais tarde, foi bispo de TOURS.  Virou um grande evangelizador da FRANÇA, onde fundou mosteiros e defendeu a causa dos oprimidos. A devoção é tão intensa na FRANÇA que nada menos que 3.600 igrejas e 480 povoados daquele país o tomaram como patrono.

502 a. da abertura dos afrescos de MICHELANGELO, pintados no teto da CAPELA SISTINA, no VATICANO, por encomenda do PAPA JÚLIO II em 11 de novembro de 1512. Antes de MICHELANGELO, o teto da CAPELA era simplesmente um firmamento estrelado. Os temas centrais pintados pelo artista italiano foram o origem do mundo e o pecado original.
285 a. nasce LOUIS ANTOINE DE BOUGAINVILLE, navegador francês, em 11 de novembro de 1729.
203 a. CARTAGENA é proclamada independente da COLÔMBIA, em 11 de novembro de 1811.
191 a. DOM PEDRO I dissolve a Assembléia Constituinte em 11 de novembro de 1823.
178 a. CHILE declara guerra à Confederação formada por PERU e BOLÍVIA, em 11 de novembro de 1836.
176 a. começa no URUGUAI a ditadura imposta pelo governo de JOSÉ FRUCTUOSO RIVERA, em 11 de novembro de 1838.
155 a. firmado o pacto de SAN JOSÉ DE FLORES, em que BUENOS AIRES é incorporada ao resto das províncias argentinas, em 11 de novembro de 1859.
152 a. estréia em SAN PETERSBURGO a ópera “A FORÇA DO DESTINO”, de VERDI, em 11 de novembro de 1862.
150 a. invasão do MATO GROSSO pelos paraguaios que arrasam a guarnição brasileira de DOURADOS, em 11 de novembro de 1864.
145 a. nasce VICTOR EMMANUEL III, rei da ITÁLIA, em 11 de novembro de 1869. 
141 a. nasce VALDOMIRO SILVEIRA, em CACHOEIRA PAULISTA – dia 11 de novembro de 1873. Faleceu em SANTOS, em 3 de junho de 1941. Formado em DIREITO pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1895. Promotor Público em SANTA CRUZ DO RIO PARDO, em 1895/97. Intelectual e jornalista, colaborador do O ESTADO DE SÃO PAULO, O MERCANTIL, A OPINIÃO, GAZETA DE NOTÍCIAS, A BRUXA, O FILHOTE, AZUL, KOSMOS, entre outros. Advogado em SANTOS, REVOLUCIONÁRIO de 1932. Secretário de Estado da Educação e Saúde Pública, em 1933. Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, em 1933/34. CONSTITUINTE em 1935. Deputado estadual, em 1935/37. Vice–presidente (1936/37) e presidente interino da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1936. Presidente da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – secção de SANTOS. Membro e fundador da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, titular da cadeira número 29. É considerado o criador da literatura regional no BRASIL. ESCREVEU: OS CABOCLOS, NAS SERRAS E NAS FURNAS, MIXUANGOS e outros.
127 a. cantado pela primeira vez o Hino Nacional Colombiano, em 11 de novembro de 1887.
118 a. nasce CHARLES LUCKY LUCIANO, chefe do crime organizado nos ESTADOS UNIDOS, em 11 de novembro de 1896.
116 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 11 de novembro de 1898: apresentou-se ao senhor presidente do Estado o doutor OCTÁVIO AFFONSO DE MELLO, e expôs os incidentes que ocorreram naquela comarca de que é juiz de direito. A primeira autoridade do Estado recomendou ao juiz tão agravado em sua autonomia de magistrado (foi expulso da cidade sob ameaça de morte) que procurasse o doutor chefe de polícia e lhe fizesse igual exposição.
Há dias passados falamos nestas colunas sobre a necessidade de uma providência do governo quanto à administração da Justiça em RIBEIRÃO PRETO onde o andamento do foro tornou-se alarmado de uns tempos a esta parte, devido única e exclusivamente à 1ª autoridade local. Sabemos agora que o doutor ELIZEU GUILHERME, com ou sem licença, acha-se há dias nesta capital, e é caso então do governo tratar quanto antes com aquele magistrado dos negócios daquela infeliz comarca.
A polícia de CAMPOS, tendo conhecimento que um bando de ciganos que ali acampara praticara vários roubos, enviou uma força, que encontrou-os em atitude hostil. Travou-se forte tiroteio, sendo morto o soldado JOSÉ OLYMPIO DOS SANTOS. Há vários soldados feridos gravemente.
O senhor presidente da República, recebendo a visita do doutor FRANCISCO PEREIRA PASSOS engenheiro diretor da Central, manifestou-lhe todo o agradecimento aos grandes serviços, energia e melhoramentos de sua administração naquela importante via férrea.   
115 a. nasce a senhora JÚLIA ORTIZ BONFIM no dia 11 de novembro de 1899. Quando ela nasceu, a Proclamação da República estava prestes a completar uma década. Nascida em JATAÍ, na Comarca de SILVEIRAS, nas proximidades do município de CACHOEIRA PAULISTA, ela se casou com o funcionário da Central do Brasil, SATURNINO JOSÉ DO BONFIM e dessa feliz união nasceram os filhos ISABEL ORTIZ BONFIM, INÊS ORTIZ BONFIM, SATURNINO JOSÉ DO BONFIM FILHO, DJALMA JOSÉ DO BONFIM e LUCINDA ORTIZ BONFIM. Dois anos depois, o casal mudou-se para SÃO PAULO, onde a senhora JULIA mora desde 1930 no bairro de SANTA TERESINHA. Quando ela completou 110 anos, o jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE a entrevistou e a matéria foi publicada na edição de 13 de novembro de 2009. Aos 110 anos a senhora JÚLIA não apresenta o peso da idade. Pelo contrário, mostra uma lucidez e uma disposição invejáveis, muitas alegrias acumuladas ao longo da vida, sendo que a principal delas é o fato de ter 14 netos, 20 bisnetos e um tataraneto (segundo a reportagem do jornal). “Lembro do dia em que completei 10 anos e teve uma festa muito grande e hoje, fazendo 110, o que tenho a dizer aos mais jovens é de que tenham bastante paciência e que saibam viver com amor, fazendo muitos amigos. Sou muito feliz e se pudesse pedir algo no meu aniversário gostaria que todos os meus filhos e netos estivessem sempre comigo.”
111 a. das notícias pouco tranqüilizadoras acerca da situação política na ESPANHA. Na noite do dia 10 de novembro de 1903 houve um grande conflito em VALÊNCIA entre blanquistas e sorianistas. Em SANTANDER, também na noite de 10, grupos armados assaltaram o círculo católico, havendo trocas de tiros e saindo feridos vários indivíduos. Em FUENTERRABIA, houve desordens, originadas em questões locais, também com várias pessoas machucadas.
109 a. população do RIO DE JANEIRO se mobiliza em protesto à vacinação obrigatória contra a varíola, imposta por OSWALDO CRUZ, em 11 de novembro de 1915.
105 a. ESTADOS UNIDOS instalam no HAVAI a base militar de PEARL HARBOR, em 11 de novembro de 1909.
103 a. (RIO) Cerca de 1 hora da tarde declarou-se incêndio no TEATRO CARLOS GOMES, de propriedade do senhor PASCHOAL SEGRETO. Os bombeiros atacaram o fogo por espaço de 40 minutos, conseguindo combatê-lo depois do incêndio ter destruído parte dos camarotes. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 11 de novembro de 1911).
102 a. publicação em O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 11 de novembro de 1912: Quando em 1880 começou a agitação abolicionista e republicana na PROVÍNCIA, pela entrada de partidários das idéias libertadoras, a situação dos leprosos ainda era a de completo abandono por parte dos poderes públicos. Nesse ano, a cidade de PIRACICABA conseguiu edificar um selo para os que andavam esmolando nas ruas, com o auxílio de uma subscrição popular, mas os leprosos mendigos fugiram da cidade para não serem internados.
101 a. nasce o ex-combatente de 32, JOÃO SCHNEIDER, que lutou pelo REGIMENTO DE CAVALARIA, em 11 de novembro de 1913. Falece em 9 de setembro de 2000.
99 a. nasce JOSÉ PAULINO NOGUEIRA em 11 de novembro de 1915. Foi prefeito de CAMPINAS, sua cidade natal. Presidiu o PARTIDO REPUBLICANO e o BANCO COMERCIAL DE SÃO PAULO. Como justa homenagem a um homem público, seu nome foi colocado numa das ruas do BOM RETIRO, famoso centro comercial de SÃO PAULO.
98 a. governo norte-americano anuncia que quatro milhões de mulheres vão votar nas eleições para presidente dos EUA, em 11 de novembro de 1916.
96 a. da rendição da ALEMANHA na PRIMEIRA GRANDE GUERRA, em 11 de novembro de 1918. ALEMANHA e Aliados assinam o ARMISTÍCIO DE COMPIEGNE, representando à rendição alemã e o fim da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
96 a. da internação de THEODORE ROOSEVELT, no dia do ARMISTÍCIO NA EUROPA. Foi hospitalizado em 11 de novembro de 1918, por causa de um reumatismo inflamatório. A infecção parecia benigna, mas o coração cedeu. O aristocrata, o político das multidões, morreu aos 61 anos, em OYSTER BAY, NOVA YORK. Nasceu em 1858. Foi deputado pelo Estado de NOVA YORK em 1882. Foi eleito vice-presidente dos EUA em 1900. Com o assassinato do presidente McKINLEY, em setembro de 1901, ROOSEVELT tornou-se presidente (aos 42 anos, o mais jovem presidente da história dos EUA). Foi reeleito em 1904. Após o término de seu mandato, em 1909, partiu para uma expedição na ÁFRICA. No dia 12 de dezembro de 1913, ROOSEVELT encontrou-se com o sertanista CÂNDIDO RONDON na foz do RIO APA, na fronteira entre BRASIL e PARAGUAI, no RIO PARAGUAI. Ele fora convidado pelo governo brasileiro para acompanhar o sertanista em uma viagem pelo PANTANAL e, depois, em missão pela AMAZÔNIA. O grupo, que contava com cerca de 22 pessoas, chegou à selva amazônica em 27 de fevereiro de 1914. A viagem serviria para mapear o RIO DAS DÚVIDAS, afluente do MADEIRA, um enigma geográfico para RONDON. Também tinha a função de tornar o BRASIL mais conhecido no exterior. A EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA RONDON-ROOSEVELT – nome oficial da viagem – foi narrada pelo próprio ex-presidente em uma obra intitulada NAS SELVAS DO BRASIL, do original em inglês THROUGH THE BRAZILIAN WILDERNESS. ROOSEVELT penou em companhia de RONDON, sofreu desidratação e disenteria, além de ter contraído malária. Em suas palavras, a selva lhe roubou dez anos. Debilitado fisicamente, com uma das pernas gravemente infeccionada, culpava-se por achar que retardava o andamento das tarefas e também receava que estivesse colocando em risco a vida de seus acompanhantes. Por essa razão, desejou morrer, pedindo a RONDON e ao filho KERMIT que prosseguissem sem ele, abandonando-o à morte. Obviamente, o pedido não foi atendido, e ele viu-se obrigado a seguir o martírio. De fato, o falecimento viria seis anos depois, em 1919, em decorrência das seqüelas e de infecções contraídas no BRASIL. Depois de cerca de 1.500 quilômetros navegados, em 28 de abril de 1914, a expedição chegou ao seu ponto final, as águas do RIO MADEIRA. Apesar de todos os malogros, a missão obteve êxito. Em homenagem ao ex-presidente, o RIO DAS DÚVIDAS foi rebatizado como RIO ROOSEVELT, sendo chamado carinhosamente de TEODORO pelos ribeirinhos. 
84 a. Constituição de 1891 é substituída pela Lei de Organização do Governo provisório, em 11 de novembro de 1930. Todos os governadores, exceto o de MINAS GERAIS, foram destituídos e criaram o interventor federal dos Estados. Assinam o decreto nº 19.398, de 11 de novembro de 1930: GETÚLIO VARGAS, OSWALDO ARANHA, JOSÉ MARIA WITACKER, PAULO DE MORAES BARROS, AFRÂNIO DE MELLO FRANCO, JOSÉ FERNANDES LEITE DE CASTRO e JOSÉ ISAIAS DE NORONHA. Esse decreto “Institui o Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil, e dá outras providências.”
Art; 1º - O Governo Provisório exercerá discricionariamente em toda a sua plenitude as funções e atribuições, não só do Poder Executivo, como também do Poder Legislativo, até que, eleita a Assembléia Constituinte, estabeleça esta a reorganização constitucional do país. O decreto tem dezoito artigos. 
83 a. químico norte-americano FREDERICK ALLISON anuncia que descobriu o halogênio, 38º elemento da Tabela Periódica, em 11 de novembro de 1931.
     a. do antigo namorado da MARLENE, o TIÃO.
81 a. falece LUÍS PEREIRA BARRETO. Nasceu em RESENDE (RJ) em 11 de janeiro de 1840. Falece no dia 11 de novembro de 1933. Médico formado na Universidade de BRUXELAS – BÉLGICA. Doutor em medicina, cirurgia e partos. Filósofo, agrônomo e cientista, destacou-se no combate à epidemia de febre amarela. Foi o responsável pela climatização de frutas estrangeiras e da uva, notadamente a branca, bem como da renovação cafeeira de rebanhos bovinos no Estado de São Paulo. Republicano. Vice–governador do Estado (1889/90). Senador Estadual em 1891. Presidente da Constituinte Estadual, em 1891. Presidente do Senado Estadual (1891). Deputado Federal (1891/93). Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de Letras, onde foi titular da cadeira número 3 (1909).
78 a. chegavam a SEVILHA os primeiros 697 homens da LEGIÃO CONDOR, em 11 de novembro de 1936. Há algum tempo, ADOLF HITLER abastecia os nacionalistas espanhóis com homens e armamentos. Mas este era um grupo novo e especial. WILHELM CANARIS, chefe da inteligência alemã, havia acordado com o GENERAL FRANCO que o contingente seria majoritariamente aéreo. O oficial alemão condutor da LEGIÃO CONDOR deveria coordenar suas ações com o estado-maior espanhol e as tropas italianas que combatiam na guerra civil. Presente em quase todas as frentes de batalha, a LEGIÃO CONDOR chegou a reunir 5 mil aviadores, centenas de soldados, unidades de tanques, blindados, artilheiros e uma infantaria motorizada de elite, sob as ordens do GENERAL HUGO SPERRLE. Cabia a SPERRLE a interface com o estado-maior de FRANCO e com o próprio “Caudillo”. A RICHTHOFEN restava a incumbência de dirigir as operações. A missão, iniciada três anos antes, terminaria em 31 de maio de 1939. No dia 6 de junho seguinte, quinze mil antigos combatentes alemães da ESPANHA desfilaram em BERLIM sob aclamação. Três meses mais tarde, a guerra mundial eclodia, e aqueles homens estavam particularmente bem preparados para ela.
62 a. nasce CLÁUDIO MARANGONI, jogador de futebol argentino,em 11 de novembro de 1952.
59 a. JUAN DOMINGO PERÓN é reeleito presidente da ARGENTINA, em 11 de novembro de 1955.
59 a. dia em que o presidente CARLOS COIMBRA LUZ é destituído e o senador catarinense, NEREU RAMOS, assume a presidência da República do BRASIL, em 11 de novembro de 1955.
51 a. das anotações feitas em 11 de novembro de 1963 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 125º - 5 anos e 159 dias na FORÇA PÚBLICA – 66º dia como ASPIRANTE – 53º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Não dormi quase nada durante a noite. As chamadas telefônicas, as saídas e regressos de tropa e apresentações de praças dispensadas fizeram com que fosse acordado diversas vezes durante a noite. Às 6 horas já estava pronto para mais um dia.
O resto do meu serviço passou quase que desapercebido. Num dos casos de ontem: a da JACIRA BRUSTULIN, vou chamar o SOLDADO ANTÔNIO DA SILVA e este me diz que essa rapariga casou-se em novembro de 1962, contradizendo totalmente aquilo que ela falara ontem. O marido dela foi preso como ladrão de automóvel e abandonada, foi alvo das atenções do soldado em questão, que a trouxe para SÃO PAULO. O caso tornou-se uma piada depois disso.
Às 9 horas temos uma reunião da Comissão de Festas para o NATAL e sou componente da mesma, como também os TENENTES RUI DARCI, OLEGÁRIO, ASPIRANTE MENDES e CAPITÃO PUPO.
Sou rendido em seguida pelo ASPIRANTE BORINI SOARES.
Quase às 10 horas deixo o BATALHÃO DE GUARDAS. Em meu lar encontro minha esposa completamente diferente das últimas datas. Estava muito carinhosa, parecendo que valeu aquela lição de ir para POÁ na sexta-feira. A tarde desse 11 de novembro é maravilhosa tendo em vista a maneira toda especial pela qual MARIA me tratou. Durante a noite temos os programas de televisão: REPÓRTER ESSO, ERONTEX DÁ SORTE, SHOW DE MULHER, CIDADE NUA. Deitaríamos muito tarde, pois nossas conversas não se encerrariam a não ser depois da meia-noite. 
50 a. dos apontamentos realizados em 11 de novembro de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 125º - 6 anos e 160 dias na FORÇA PÚBLICA- 172 DIAS COMO 2º TENENTE - 419 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Os oficiais do BG, desde o TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA até o aspirante mais novo, estão comigo na luta contra a PATRULHA AUXILIAR BRASILEIRA que, atualmente, usurpa as nossas patentes.
Assim é que, logo, cedo, CAPITÃO MÁRIO FERREIRA mostra-me um recorte do jornal "NOTÍCIAS POPULARES" em que ali narra na prisão de "três oficiais da PAB" por não quererem pagar o ônibus. Foram parar do "chiqueirinho" do Departamento de Investigações e ali ficaram durante a noite toda.
Os oficiais do Corpo de Bombeiros vêm jogar futebol de salão conosco e apanham de 8 a 4. O time do CB conta com a presença do 2º TENENTE LUSTOSA CARIBÉ e ASPIRANTES HARDT, JÚLIO BONO, EDUARDO ASSUMPÇÃO e HERMÍNIO VITIELLO.
À tarde, com os TENENTES PLÍNIO VAZ, GÉRSON DE OLIVEIRA e RUI DARCI ALVES COSTA, pregamos várias peças na PAB como aquela de um "tenente" pebense preso por um "CABO JESUÍNO" na Avenida TIRADENTES. A patrulha manda um automóvel para buscar o seu "oficial" preso.
Nesta data deixa de correr os trens da CANTAREIRA. Os trilhos serão retirados e, no lugar do leito da estrada de ferro deverá ser montada uma avenida.  
44 a. do féretro do PM GARIBALDI QUEIROZ e do motorista de táxi JOSÉ MARQUES DO NASCIMENTO, no REGIMENTO DE CAVALARIA “9 DE JULHO”. Eles foram vitimados num entrevero com terroristas no dia 10 de novembro de 1970, na VILA PRUDENTE. Os restos mortais foram transportados por dois carros de bombeiros para os cemitérios do ARAÇÁ e da CACHOEIRINHA, respectivamente, recebendo honras idênticas. O COMANDANTE GERAL, CORONEL EB CONFÚNCIO DANTON DE PAULA AVELINO esteve presente no Regimento e acompanhou o enterro do PM GARIBALDI até o Cemitério do ARAÇÁ, onde o Capitão Capelão PM LUÍS MARQUES BARBOSA encomendou o corpo. Mãe e irmão do PM GARIBALDI vieram da cidade de ITAPEGI, MG, para assistir ao enterro. O CORONEL PM ALTINO MAGNO FERNANDES, CHEFE DO ESTADO MAIOR DA PMESP, acompanhou o enterro do taxista. O CAPITÃO CAPELÃO da 2ª REGIÃO MILITAR encomendou o corpo.
O MAJOR PM CAMILO DIAS DOS ANJOS fez o seguinte pronunciamento: “A PMESP nesta data cumpre a sua mais triste missão. Covardemente assassinados pela fúria do terrorismo, dois cidadãos brasileiros, um civil e outro militar, tombam enchendo de glória, mais uma vez, o glorioso solo de São Paulo de Piratininga de 32. Creiam! O vosso sacrifício não foi em vão. Pelo vosso exemplo de mártires da democracia, erguem-se as vozes dos companheiros que continuam na luta sem trégua, contra aqueles que não acreditam no BRASIL grande e próspero, sonhado por muitas gerações, agora realizado, e que não interessa aos vermelhos orientados por CUBA. PM GARIBALDI DE QUEIROZ e JOSÉ MARQUES DO NASCIMENTO, irmanados no mesmo espírito de patriotismo, sacrificaram vossas vidas e partistes do nosso convívio, para ocupar um lugar de destaque entre os heróis brasileiros e, é por isso que o povo brasileiro vos agradece, o povo paulista vos admira, a Polícia Militar vos honra, a família vos pranteia, vos ama. Adeus, heróis paulistas. O vosso exemplo se perpetuará”. 
44 a. do lançamento da nave espacial russa LUNA – 17, em missão destinada a recolher amostras do solo lunar, em 11 de novembro de 1970. Repetiu a proeza da LUNA – 16 que realizou em setembro de 1970 o primeiro vôo não tripulado à LUA.  
43 a. Senador norte-americano ratifica um tratado no qual concorda em devolver a ILHA DE OKINAWA ao JAPÃO, em 11 de novembro de 1971.
42 a. REYNALDO CISOTTO GIANECCHIN JÚNIOR, em 11 de novembro de 1972. Seu primeiro trabalho foi como o protagonista da novela “LAÇOS DE FAMÍLIA” (2000). A partir daí, fez outras seis novelas, dois filmes e cinco peças de teatro. Foi casado com a apresentadora e atriz MARÍLIA GABRIELA até outubro de 2000. Em 2007, faz o DANTE de “SETE PECADOS” e é visto constantemente em companhia de PRETA GIL. 
41 a. EGITO e ISRAEL assinam acordo de cessar-fogo e iniciam as discussões para a prática do pacto, em 11 de novembro de 1973.
40 a. nasce LEONARDO WILHELM DiCÁPRIO em 11 de novembro de 1974, em LOS ANGELES, CALIFÓRNIA (EUA). Seu primeiro filme foi “CRIATURAS 3”, de 1991. Em 1993, foi indicado ao OSCAR de ator coadjuvante vivendo um garoto excepcional em “GILBERT GRAPE-APRENDIZ DE SONHADOR”. No entanto, tornou-se um símbolo sexual depois de filmes como “ROMEU E JULIETA” e “TITANIC”. Sua namorada é a top brasileira GISELE BÛNDCHEN. Em 2005, nas telas dos cinemas brasileiros, a partir de 11  de fevereiro, podia ser visto no filme “O AVIADOR”.
39 a. da independência de ANGOLA, em 11 de novembro de 1975. O MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA, na voz do presidente ANTÔNIO AGOSTINHO NETO, proclamou a independência do país. A ex-colônia lutava pela autonomia em relação a PORTUGAL desde fevereiro de 1961, quando o assalto às Cadeias de SÃO PAULO e CASA DE RECLUSÃO – onde nacionalistas se encontravam encarcerados – rendeu apoio internacional às milícias locais. Os 14 anos de conflitos armados minaram praticamente todo o território angolano, deixando boa parte da população em risco.
35 a. das anotações feitas em 11 de novembro de 1979: neste domingo sossegado continuo a ler “O TACÃO DE OURO”, de JACK LONDON. Na tarde recebemos a visita do Senhor YAMAMUTI e sua esposa. Eles trazem o convite de formatura de seu filho. Mais tarde vamos visitar a mãe da LUCINDA e o Senhor ANTÔNIO. Levamos para eles um formulário do INPS para ser preenchido. Chove muito depois das 17:30 horas. Passamos pela Rua QUATRO BARRAS. LUCINDA visita a GISLEIDE. No MUSEU, que ali está instalado, verifica-se umedecimento de uma parede por causa das águas da chuva. Prossegue o namoro MARLENE e ALBERTO. O rapaz continua fugindo de casa. A MARLENE é quem vai à casa de seus futuros sogros. LUCINDA faz planos para o próximo domingo, dia 18. Ela pretende comemorar o seu aniversário e o batizado do ALEXANDRE (filho da DORA e seu irmão JOSÉ).
30 a. assassinato do jornalista MÁRIO EUGÊNIO. Em 11 de novembro de 1984.
29 a. falece o Cel. Ref. SALVADOR DE CICCO, em 11 de novembro de 1985.
28 a. falece o jurista PRADO KELLY, em 11 de novembro de 1986.
28 a. da publicação de minha transferência do CPAM-1 para o 2o. Batalhão de Policia de Choque, em BOLETIM GERAL da PMESP, no dia 11 de novembro de 1986.
27 a. das seguintes anotações em 11 de novembro de 1987: mais uma noite difícil. LUCINDA passa mal novamente. Ela tem qualquer complicação estomacal que nada tem a haver com a operação. Dormimos precariamente. Ela não pode deitar.
Vou para o CAES com muito sono. Temos aulas somente com o TENENTE-CORONEL PM CALDEIRA. Há exposições de Grupos de Trabalho. O 2º Grupo realiza a exposição sobre o Supervisor de Patrulhas. O TENENTE-CORONEL PM MILTON faz a exposição. O 3º Grupo tem como expositor o MAJOR PMRJ PORTELA. Fala sobre o Comandante de Patrulhas.
Em seguida, levo os tenentes-coronéis PRUDÊNCIO, KLÉBER e TADAO ao médico do 2º BPChq. Conseguem dispensa médica para 12 e 13 de novembro com o doutor ITAMAR DE LUCA. Tira ele minha pressão. Estou com 17 x 11. Receita certos remédios.
Vou ao CPChq. O SUBTENENTE PM NUEVO vai-me datilografar as Normas de Procedimento nos Casos de Reféns e emprego do GATE. Converso com o CORONEL PM JÓBIO MIRANDA.
Na tarde, com muito sono, assisto a palestra do Secretário da Segurança Pública – LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO. O Cmt Geral está presente, bem como os coronéis SCHIMDT e BIO. Outros oficiais: TENENTE-CORONEL PM CARLOS DE CARVALHO, TENENTE-CORONEL PM FERRO, TENENTE-CORONEL PM BORDINI, MAJOR PM ODAIR, MAJOR PM GALVÃO e outros.
Muito cansado retorno ao meu lar. LUCINDA conta que precisou ir ao Hospital BOM CLIMA hoje à tarde, pois seu estado de saúde piorou. Agora, se sente melhor.
Na minha biblioteca corrijo a Monografia sobre REFÉNS, já datilografada pela dona CREMYLDE.
COPA UNIÃO: grande vitória do PALMEIRAS frente ao GRÊMIO por 2 a 1, no PACAEMBU. O INTERNACIONAL vence o SANTOS por 2 a 0 e desclassifica o time santista. Outro resultado: SANTA CRUZ 1 x BOTAFOGO 0.
25 a. rebeldes de EL SALVADOR iniciam uma ofensiva contra a ala direitista do governo. Cerca de 400 pessoas morrem em conflitos no dia 11 de novembro de 1989.
24 a. do suicídio do PM GIVONEZ BARBOSA DA SILVA, pertencente ao 1º BPChq, no dia 11 de novembro de 1990.
23 a. da posse do então Ten.Cel. ANTÔNIO CHIARI no Comando do 1º. BPChq (11 de novembro de 1991), sendo afastado em 6 de outubro de 1992, por causa de seu envolvimento no MASSACRE DA CASA DE DETENÇÃO. O CHIARI foi transferido para a reserva no posto de Coronel.
23 a. falece o filho do técnico de futebol JAIR PEREIRA - JAIR JOSÉ DA SILVA, aos 15 anos, assassinado em 11 de novembro de 1991.
22 a. igreja anglicana da INGLATERRA aprova a ordenação sacerdotal de mulheres, em 11 de novembro de 1992.
21 a. falec. Ten. Ref. ÉSIO COLOMBO LUNARDI, em 11 de novembro de 1993.
21 a. dos “caras-pintadas” novamente nas ruas para protestar contra a corrupção. Na manifestação de 11 de novembro de 1993, eles exigiram a apuração imediata das irregularidades na COMISSÃO DE ORÇAMENTO DO CONGRESSO. Cerca de três mil estudantes percorreram a avenida PAULISTA e encerraram a manifestação em frente à Faculdade de Direito do LARGO SÃO FRANCISCO.
20 a. um integrante suicida da JIHAD ISLÂMICA mata três soldados israelenses na FAIXA DE GAZA no dia 11 de novembro de 1994.
19 a. BILL GATES, o milionário dono da Microsoft, compra por 30 mil dólares, em 11 de novembro de 1995, o manuscrito NATUREZA: PESO E MOVIMENTO DAS ÁGUAS, de autoria de LEONARDO DA VINCI.
18 a. pugilista EVANDER HOLYFIELD torna-se campeão mundial na categoria peso pesado pela terceira vez, em 11 de novembro de 1996.
17 a. das seguintes anotações feitas em 11 de novembro de 1997: nesta terça-feira, uma manhã muito quente, talvez a pior deste ano, vou ao Quartel do Comando Geral. O TENENTE-CORONEL PM PAULO RÉGIS SALGADO, Chefe da 5ª EM/PM, aguarda-me. Vamos elaborar o roteiro do cerimonial de apresentação do Comandante-Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, como Presidente do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 20 de novembro. Aparece na sala do TENENTE-CORONEL PM RÉGIS o TENENTE PM Ref NASCIMENTO, da AORPM, querendo saber sobre os estudos dos brasões das Unidades da PM. Passo pelo CPM. Não encontro o CORONEL PM SUZANO. O Comandante Geral irá escolhê-lo para o cargo de Vice-presidente do Conselho Supremo do MMDC.
CIDO e FRANCISCO ainda não liquidaram a OPERAÇÃO OSÓRIO, praticamente desativada na semana passada.
OREZ e ALZENIR foram dar aula no CARREFOUR. Como não vou ao MMDC, eles ainda me encontram na AORPM e conversam comigo sobre a palestra. Os executivos estão espantados com o Pacote Econômico. Converso, por telefone, com os veteranos GERALDO FARIA MARCONDES e GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. O senhor MARCONDES pede-me para elaborar a sua alocução ao CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO em 20 de novembro, falando em nome dos veteranos. O senhor PIRES convalesce da sua operação da hérnia. A sua idade avançada faz com que isso seja difícil.
O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cassou o vice-campeonato do alemão MICHAEL SCHUMACHER em 1997. O piloto da FERRARI perdeu os 78 pontos que ganhou durante a temporada. O alemão HEINZ-HARALD FRENTZEN foi declarado vice-campeão. No GP da EUROPA, em JEREZ DE LA FRONTERA, última corrida do Mundial, SCHUMACHER jogou deliberadamente a FERRARI para a direita, na curva DRY SACK, tentando tirar da pista o canadense JACQUES VILLENEUVE, com quem disputava o título mundial. JACQUES VILLENEUVE escapou da manobra, continuou a corrida e terminou em terceiro, vencendo o campeonato. SCHUMACHER ficava na caixa de brita.
No Estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA, a Seleção brasileira vence o PAIS DE GALES por 3 a 0, em jogo internacional. ZINHO, RIVALDO e RODRIGO marcam para o BRASIL que joga com TAFFAREL; CAFU (ZÉ MARIA), ALDAIR, ANDRÉ CRUZ (JÚNIOR BAIANO) e ZÉ ROBERTO; DORIVA, FLÁVIO CONCEIÇÃO (ÉMERSON), ZINHO e RIVALDO; MULLER e DODÔ (RODRIGO).
O espanhol CARLOS MOYÁ foi a grande zebra da primeira rodada da COPA DO MUNDO DE TÊNIS, em HANNOVER. Contrariando todos os prognósticos, ele derrotou o americano PETE SAMPRAS, número 1 do mundo. Ainda pelo grupo vermelho, o mesmo de MOYÁ e PETE SAMPRAS, o australiano PATRICK RAFTER derrotou o inglês GREG RUSEDSKI. Pelo grupo branco, o americano MICHAEL CHANG venceu o espanhol SERGI BRUGUERA.
Na Estação Metrô –SÉ estive hoje observando uma exposição importante: ENERGIA NUCLEAR A SERVIÇO DA SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO. É uma realização da ABEN – Associação Brasileira de Energia Nuclear.  
16 a. falece o Almirante CÂNDIDO DA COSTA ARAGÃO, em 11 de novembro de 1998. Outras anotações nesta quarta-feira:está programada para esta manhã a extração de um dente incisivo, da arcada superior, conforme estabeleceu o 1º TENENTE SESMA. Com o PM JOÃO GOMES, pego uma carona no seu carro, quando ele vai para o serviço no CSM/AM. Às 6:15 horas estamos na Rua ALFREDO MAIA. Às 7 horas vou para o Centro Odontológico. Ali encontro o MAJOR PM CARLITO, o TENENTE-CORONEL PM VIANNA, Comandante do 23º BPMI – LORENA. O TENENTE PM Dent SESMA faz a prótese do dente condenado enquanto o mesmo é estraído. Aguardo a prótese conversando com os oficiais já mencionados e os CORONEL PM Res JURANDIR ROQUE CARLOS BITTENCOURT e CLAUDOVINO DE SOUZA, os quais trabalharam comigo quando estávamos na ativa. Na porta do Centro Odontológico, com o CORONEL PM Res CLAUDOVINO vamos cruzar com o CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Como o CORONEL PM PAULO ROCHA MARQUES quer ir à AORPM, ensino-lhe o caminho. Ele fala sobre os últimos dias de seu pai, CORONEL Ref HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, falecido em 3- de setembro último. No MMDC, assino algumas certidões e logo retorno para casa. LUCINDA está com as visitas de suas irmãs DEOLINDA e ESMERALDA e sua sobrinha SONIA. Por causa da extração do dente e do remédio que tomei, logo sinto sono. Ainda assisto ao JORNAL DA RECORD e o JORNAL NACIONAL. OS ESTADOS UNIDOS preparam-se para um possível ataque ao IRAQUE.
Faleceu o ALMIRANTE CÂNDIDO DA COSTA ARAGÃO, aos 81 anos. Foi o comandante dos Fuzileiros Navais no governo JOÃO GOULART. Logo após o golpe de 1964, foi preso. Passou quinze anos no exílio, voltando ao BRASIL com a anistia.   
15 a. do desabamento de um prédio de 25 metros de altura, em FOGGIA ITÁLIA, com trinta e quatro mortos e dezenas de soterrados, em 11 de novembro de 1999.
15 a. de um atentado na COLÔMBIA, com 8 mortos e 26 feridos, em 11 de novembro de 1999.
15 a. falece o Cel. EB JOSÉ UBIRAJARA COELHO, em 11 de novembro de 1999, nascido em 16 de abril de 1938. Outras anotações nesta quinta-feira: estamos com tempo ruim. Cai a temperatura. Uma reunião preliminar sobre a MEGA OPERAÇÃO sobre combate a roubos de transportes de carga: PASSOS, CARBAIA, CARMELO, MÁRIO MARGARIDO e outros. Experiências de anos passados são revividas.
Acompanho o senhor GERALDO FARIA MARCONDES ao PARQUE DO IBIRAPUERA. Ele marcara uma audiência para 14 horas com a encarregada da Administração da Prefeitura. Essa senhora nos apresenta o engenheiro LUCIANO. Vamos com o engenheiro ao Monumento Mausoléu. É examinada a laje superior por onde há infiltração de água de chuva. Para essa visita ao PARQUE DO IBIRAPUERA o CORONEL PM GUIMARÃES emprestou um carro da Corregedoria. O SARGENTO PM WÁLTER é o motorista. O senhor MARCONDES é conduzido para sua casa e eu retorno ao MMDC para trocar de roupa.
Esteve na Sociedade o 1º TENENTE PM MÁRCIO SANTIAGO HIGASHI COUTO, do 1º BPChq. Traz o roteiro de inauguração de um Monumento aos Heróis do 1º BCP (BATALHÃO DE CAÇADORES PAULISTAS) na Revolução de 32. A data prevista é 1º de dezembro, quando o 1º BPChq fará aniversário.
Em casa, vejo na televisão notícias sobre o desabamento de um prédio na cidade de FOGGIA, na ITÁLIAL Foram retirados dezoito mortos dos escombros. Esse número deverá ser maior.
Na COLÔMBIA, um atentado deixa 8 mortos e 26 feridos.   

ACONTECEU EM 11 DE NOVEMBRO DE 2000 : -  SEXTA-FEIRA
/h4w 81 101 201  144 13h1 81   -   E-5141 133 714 82 114418.
Pelo menos 170 pessoas, na maioria crianças e adolescentes, que iam esquiar numa estação dos ALPES AUSTRÍACOS, morreram asfixiadas depois que o trem de tipo funicular em que viajavam para as montanhas pegou fogo dentro de um túnel. Oito pessoas conseguiram abrir a janela  de trás do vagão e escaparam.

VERA LÚCIA CASTARDO e o assaltante LEÔNCIO MESQUITA DE PAIVA morreram após o carro em que estavam bater em um muro na rodovia Anhanguera, em CAJAMAR. Testemunhas viram a D-20 de NATALINO ROBERTO POSSANE e VERA ser invadida por ladrões, em JUNDIAI, e acionaram a PM. POSSANE passa bem. O outro assaltante, não identificado, esta em estado grave.

MARCELO YUKA foi removido para a CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ, em BOTAFOGO, no RIO. O estado de saúde do baterista e compositor e estável . YUKA mexeu os dedos dos pés, o que é um bom sinal.

SANDRA SCHMITD, campeã mundial de esqui no estilo livre, MORREU vitima do desastre ocorrido com um trem perto de KAPRUM, nos ALPES AUSTRÍACOS. Seus pais também morreram no acidente. A esquiadora  alemã, de 19 anos, venceu em 1999 o torneio dos magnatas e tornou-se campeã mundial de juniores este ano.

FALECEU o ex-primeiro ministro francês JACQUES CHABAN-DELMAS,  herói da resistência contra os nazistas. Ocupou o cargo de 1969 a 1972, durante o governo do presidente GEORGES POMPIDOU, e foi candidato a sua sucessão, em 1974. Aos 85 anos, de ataque cardíaco. 

ACONTECEU EM 11 DE NOVEMBRO DE 2001 :-      DOMINGO
Faço mais uma viagem para POÁ. Leio, durante essa viagem a revista ÉPOCA principalmente as reportagens sobre a GUERRA CONTRA O TERRORISMO, no AFEGANISTÃO.
Os jornais de hoje falam sobre a Abertura da 56ª Assembléia Geral das Nações Unidas com o discurso do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Em POÁ encontro na frente das casas da minha mãe o meu primo RENATO VENTURA, sua espoca CIDA e os filhos LEANDRO e FERNANDO. Mais tarde, vamos conversar com minha filha MARIZETE e com meu neto FELIPE.
Minha mãe já está mais sossegada com a situação de sua neta, a MÔNICA. O CARLOS lhe disse que o médico já deu alta e ela voltará aos estudos.
Parece que tudo vai bem. Dona ALICE prepara-se para os seus 93 anos (em 19 de novembro). Muda o tempo. Começa a chuviscar. O CABO PM RENATO VENTURA leva-me até a estação de POÁ.
Quando chego em casa, LUCINDA conta que caiu violenta pancada d´água e entrou água no quarto. O computador perde sua configuração. Não dá para usá-lo e isso causa um atraso nas minhas anotações na agenda de novembro. Assisto na TV os gols da rodada do Campeonato Brasileiro.

EM BAURU, 89 presos escaparam da cadeia pública. Fugiram de madrugada depois que quatro homens armados com pistolas automáticas invadiram o presídio e renderam um carcereiro e um agente policial.

A chuva provocou a morte do garoto VICTOR HUGO, de oito anos, no JARDIM JACIRA, em ITAPACERICA DA SERRA. Ele voltava de um jogo de futebol com a mãe, ANA PAULA, e outros parentes, às 15 horas, quando começou a chover. O córrego JACIRA, próximo da rua MACHADO DE ASSIS transbordou arrastando mãe e filho. ANA PAULA acabou socorrida por moradores. O corpo de VICTOR HUGO foi encontrado quatro horas depois.

O TERRORISTA OSAMA BIN LADEN teria se responsabilizado pela primeira vez pelos atentados de 11 de setembro. Declarou ele “as torres gêmeas eram objetivos legítimos por serem os pilares da potência econômica americana”.

O PAQUISTÃO transferiu, secretamente, seu arsenal nuclear para seis regiões a fim de evitar ataque ou a tomada do seu controle por oficiais radicais simpáticos a BIN LADEN.

FALECEU a jornalista francesa JOHANNE SUTTON, da RÁDIO FRANÇA INTERNACIONAL, em frente a uma batalha no nordeste do AFEGANISTÃO, quando as tropas da ALIANÇA DO NORTE que ela acompanhava caíram em uma emboscada do TALEBAN. Soldados da oposição à milícia transportaram o corpo da jornalista até um posto em SHARATAI. O repórter norte-americano GARY SCURKA, da equipe de TV do NATIONAL GEOGRAPHIC, foi ferido com um tiro na perna. Ele foi atingido ao fazer imagens do combate entre o TALEBAN e a ALIANÇA DO NORTE. O repórter, que acompanhava a ofensiva com a ALIANÇA, foi levado a um hospital. Ele teria dito que “comparado com o que os afegãos passam, o tiro não é nada”.   
  
O EX-BEATLE GEORGE HARRISON, de 58 anos, recebeu alta do Hospital da Universidade de STATEN ISLAND, em NOVA IORQUE. Ele estava internado desde o começo do mês para tratamento de um câncer no cérebro. O músico foi submetido a uma nova técnica chamada radiocirurgia estereostática, que ataca o tumor com altas doses de radiação. O ex-beatle luta contra o câncer desde 1968.

FALECEU o arcebispo emérito da arquidiocese de BRASÍLIA, dom JOSÉ NEWTON DE ALMEIDA BAPTISTA, primeiro líder da arquidiocese da capital federal, nomeado em março de 1960 pelo PAPA JOÃO XXIII, ele atuou antes nas dioceses de URUGUAIANA, no RIO GRANDE DO SUL, e DIAMANTINA, em MINAS GERAIS. Aos 97 anos, de pneumonia, em BRASÍLIA.

11 DE NOVEMBRO DE 2002  :  -    SEGUNDA-FEIRA
Conforme ficou combinado na semana passada, o Tenente SANTIAGO, do 1º BPChq, encarregado do Gabinete de Instrução, com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, o nosso presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, irá dar uma aula sobre a REVOLUÇÃO DE 32 para os alunos-soldados que estão fazendo escola há nove meses naquele batalhão. Vou diretamente para o 1º BPChq e aguardo a chegada do Sr. MARCONDES. O cmt. e demais oficiais da Unidade estão numa solenidade de formatura de soldados no 3º BPChq. O presidente chega por volta das 10 horas. Faz a palestra para 53 alunos–soldados, inflamando-se quando fala de sua participação na revolução. Durante quase duas horas o Sr. MARCONDES conduz sua fala, entremeada de mensagens de civismo e de história. No final, convida os alunos soldados a entrar para a Sociedade pagando uma mensalidade simbólica de um real. O Tenente SANTIAGO, regressando da solenidade, participa do discurso do Sr. MARCONDES. Quando ele termina a fala, sente-se cansado. Uma viatura leva-o para sua residência.
Passo pelo MMDS por volta das 12:30 horas. OREZ já tinha executado a pauta desta segunda–feira. Mais tarde AMÉRICO vai até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC para receber instruções.
O DIÁRIO DE SÃO PAULO, através de um telefonema de uma repórter, quer saber notícias sobre uma pretensa construção de um estacionamento para carros, subterrâneo, que seria planejada para as imediações do Monumento–Mausoléu. O MMDC nada sabe a respeito. Logo telefono ao Sr. MARCONDES, colocando-o a par do que está acontecendo. Ele me diz que por esses dias será divulgado na mídia o patrocínio da NESTLÉ/NESCAU na reforma do Monumento–Mausoléu.
Telefona-me o MAJOR SEGATTO, do CPOR/SP. O Tenente–Coronel HELDO convidou o presidente do MMDC para assistir a solenidade do DIA DA BANDEIRA. O problema é arrumar condução para o Sr. MARCONDES comparecer ao evento. O CPOR irá providenciar a respeito.
Também recebemos um telefonema de um aluno da USP que está fazendo um trabalho escrito sobre a REVOLUÇÃO DE 32 e necessita de dados sobre esse episódio da história brasileira. Deverá vir ao MMDC na próxima quarta–feira.
DEZ PRESOS foram assassinados e 35 ficaram feridos durante rebelião na Penitenciária MÁRIO DE MOURA ALBUQUERQUE, em FRANCO DA ROCHA. O motim começou às 18:30 horas do domingo e terminou às 10:30 horas desta segunda–feira, após a entrada da TROPA DE CHOQUE no presídio. Três carcereiros foram mantidos reféns. Entre os detentos mortos, três foram decapitados. Uma briga de integrantes de facções rivais iniciou a rebelião.

EX–NOIVOS ACHADOS MORTOS EM MOTEL. CORPOS ESTAVAM NA CAMA E OS FERIMENTOS FORAM CAUSADOS POR FACA. Ciúme pode ter causado a morte dos ex–noivos CARMEM SIMONE AMORIM, de apenas 27 anos, e de GILBERTO MEDEIROS MELO, de 31 anos. Seus corpos foram encontrados de madrugada na suite de um motel na zona norte da cidade. Ambos tinham marcas de ferimentos provocados por faca. O noivado foi rompido no último dia 8 porque MELO desconfiava que a companheira o estava traindo.

A mansão onde ocorreu a tragédia do casal VON RICHTHOFEN, na rua ZACARIAS DE GÓIS, virou atração turística. Desde a prisão de SUZANE e dos irmãos CRISTIAN e DANIEL CRAVINHOS DE PAULA E SILVA, o local tem sido visitado por várias pessoas. Quem passa de carro diminui a velocidade para olhar a casa. Quem está a pé chega até a se pendurar no muro para tentar ver melhor. A polícia acredita que SUZANE LOUISE gastou parte dos oito mil reais roubados da mansão com um churrasco realizado na chácara da família, em SÃO ROQUE, para comemorar os seus DEZENOVE ANOS. A festa ocorreu dia 3 de novembro, quatro dias após o assassinato dos pais. A polícia vai reconstituir no dia 13 o assassinato dos VON RICHTHOFEN. O objetivo da iniciativa é definir o papel exato no crime da filha do casal.

Em sua primeira viagem internacional depois das eleições, o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO procurou tranqüilizar autoridades e investidores estrangeiros ao avalizar o discurso do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, de que contratos serão cumpridos e a responsabilidade fiscal será um compromisso do novo governo. Ao garantir ao primeiro–ministro português JOSÉ MANUEL DURÃO BARROSO, que tem “plena confiança” de que o governo LULA não reduzirá a presença brasileira no plano internacional, FHC insistiu ainda que o BRASIL continuará sendo um País sério e de confiança a partir de PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2003.
Homenageado hoje à noite pelo presidente JORGE SAMPAIO com a mais alta condecoração do governo português em uma solenidade no PALÁCIO DA AJUDA, o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, sem dispensar a formalidade que a ocasião exigia, mas com a desenvoltura de quem se sentia em casa, fez um discurso com alta dosagem de emoção, falando de “amizade”, “reencontro” e “amor”. E acabou revelando um desejo de sua juventude que poucos conheciam: ele quis ser poeta.
 
O PARLAMENTO DO IRAQUE iniciou hoje a discussão da RESOLUÇÃO 1.441 do Conselho de Segurança da ONU inclinando-se pela rejeição do documento, segundo o qual o País deve abrir-se incondicionalmente à inspeção de armas ou enfrentar “sérias conseqüências”. O Chefe da Comissão de Relações Exteriores, SALIM AL-KOUBAISI, disse que o órgão aconselha a recusa da resolução, mas remete a decisão ao CONSELHO DO COMANDO REVOLUCIONÁRIO, chefiado pelo presidente SADDAM HUSSEIN.
        
BILL GATES, o milionário dono da MICROSOFT, anunciou hoje que doará cem milhões de dólares para o combate à epidemia de AIDS na ÍNDIA, País que ocupa o segundo lugar do triste ranking mundial de vítimas da doença.

Um avião de passageiros mergulhou na baía de MANILA, nas FILIPINAS, pouco após decolar do aeroporto, às 6 horas, matando ao menos 18 das 34 pessoas a bordo. Dezesseis pessoas foram retiradas das águas escuras da baía com vida.

Tempestades e tornados que atingiram o leste dos EUA deixaram pelo menos 35 pessoas mortas e 100 feridas, 17 delas no Estado do TENNESSEE, onde 150 estão desaparecidas. Serviços de emergência de vários Estados relataram casos de soterramentos, ferimentos, casas derrubadas, árvores arrancadas e linhas de energia destruídas. Milhares de pessoas estão sem eletricidade.

Foi condenado a dois anos de prisão, em regime de liberdade condicional, por ter aceito subornos de empresários, KIM HONG-GUL, filho do presidente da CORÉIA DO SUL, KIM DAE-JUNG. Ele é o segundo dos três filhos do presidente sul–coreano a enfrentar acusações de corrupção.

2 003   :  -    TERÇA-FEIRA
CULTURA ORIENTAL E AMÉRICA LATINA. DEBATE SOBRE INFLUÊNCIAS DO PENSAMENTO ORIENTAL NA FORMAÇÃO DO DIREITO LATINO-AMERICANO.
De que forma as civilizações orientais contribuíram para a estruturação do Direito na América Latina ?
Essa indagação motivou a organização do Seminário que será realizado pelo curso de Direito do Centro Universitário NOVE DE JULHO – UNINOVE -  em parceria com a Fundação Memorial da América Latina em SÃO PAULO.
O evento congrega as várias áreas de conhecimento , numa experiência transdisciplinar na discussão de enfoques sobre o tema proposto.
LOCAL: FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
DATA: 11 a 13 DE NOVEMBRO DE 2003.

Muito calor nesta manhã. Na Rua TABATINGUERA, esquina com SILVEIRA MARTINS, máquinas trabalham em canalização de águas. A SILVEIRA MARTINS está com uma faixa totalmente interditada. Encontro com o CORONEL CARLINI, candidato à presidência da AORPM, cuja eleição acontecerá daqui a um mês, no dia 11 de dezembro. Ele me confirma a morte do CORONEL Ref. NELSON TRANCHESI. O Cel. MENDES tinha me falado isso ontem, mas eu não acreditei. O Cel TRANCHESI comandou o pelotão de cavalaria, no último 9 de julho, com a farda de 1932. Depois o encontramos no Regimento de Polícia Montada no mês de outubro. No dia 4 de setembro ele completou 76 anos de idade e o cumprimentei pelo aniversário. Foi meu comandante no COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL, nos anos 70. Jogamos volibol no DELPHIM BALANCIER, muitas vezes, nos anos 80. É difícil acreditar no seu falecimento.
 
MISSA DE SÉTIMO DIA por intenção da alma da escritora RACHEL DE QUEIROZ, às 10 horas, na Igreja de SÃO JOSÉ, na rua DINAMARCA, JARDIM EUROPA.

No MMDS, começo a estudar a epopéia DUNA. Isso me toma algum tempo depois da reunião com o PASSOS, VICTÓRIO e RAFAEL, que cuida de secretariar a reunião. Comentamos o encontro macabro dos corpos do casal de jovens que resolveu acampar no EMBU-GUAÇU. LIANA e FELIPE CAFFÉ foram assassinados.

Passo uma tarde melancólica na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Coronel MENDES está presente. Confirmo com ele a morte do CORONEL TRANCHESI. Meu colega de turma está resfriado e não se sente bem nesta tarde. O Sr. MARCONDES também curte uma gripe e não comparece na Sociedade. O nosso funcionário VASCO, que está se despedindo do MMDC, onde trabalhou durante anos, vai passando a função de atendente ao CLÁUDIO, conforme mandou o presidente. O VASCO ainda virá na Sociedade, durante dois meses, ajudando o CLÁUDIO no aprendizado das coisas que estavam sob seus cuidados. Através de um contato telefônico, aviso o sargento reformado ALCIDES MENESES, que foi ordenança do CORONEL TRANCHESI, e a quem prezava muito, da morte do seu antigo comandante.
Já em casa, telefono para a residência do CORONEL TRANCHESI e dou minhas condolências para a viúva. Fico sabendo que a morte aconteceu por causa de um edema pulmonar, seguido de insuficiência respiratória, em 25 de outubro.

Nesta noite, com início às 22 horas, show no OLÍMPIA, em SÃO PAULO, onde ROBERTO CARLOS se apresenta como protagonista de uma cena da novela CELEBRIDADE, da TV GLOBO, com a atriz MALU MADER como a “produtora” do show. O OLYMPIA terá cinco shows com ROBERTO CARLOS, a partir de hoje: amanhã, sábado, domingo e segunda ( dias 11, 12, 15, 16 e 17). Além de “PRA SEMPRE”, a canção-título, o novo CD do cantor terá outras nove canções, entre elas O CADILLAC, uma nova parceria de ERASMO e ROBERTO, e as músicas TODO MUNDO ME PERGUNTA, COM VOCÊ e O ENCONTRO, todas composições do “REI”. A nova canção PRA SEMPRE é de novo dedicada à mulher do cantor, MARIA RITA, morta em 1999 de câncer. O cantor projeta o seu amor pela mulher para além da morte. “Esteja onde estiver/Passe o tempo que passar/Não importa quando/Eu sei que o nosso amor será/PRA SEMPRE.

DIÁRIO OFICIAL DE 11 DE NOVEMBRO DE 2003 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM WÁLTER IZIDORO MARTINS, comandante do 31º BPMI. Nasceu em 2 de maio de 1950. Entrou para a PMESP no dia 26 de abril de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de maio de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; não tenho a data de sua promoção a Major. Tenente-Coronel – 24 de maio de 2003.

Com base num exame de DNA, o Tribunal do Júri de BRASÍLIA condenou hoje o ex-policial civil JOSÉ PEDRO DA SILVA, de 43 anos, pelo assassinato da estudante MICHELLE DE OLIVEIRA BARBOSA, cujo corpo nunca foi encontrado. A pena fixada pela juíza SANDRA DE SANTIS foi de 15 anos em regime semi-aberto, por ocultação de cadáver. Apesar da condenação, o réu continuará em liberdade pelo menos até que sejam julgados três recursos, o que só deverá acontecer no ano que vem. O crime ocorreu em 1998, quando a menina tinha 16 anos e estava, segundo a acusação, grávida de JOSÉ PEDRO, com quem mantinha um romance. O julgamento demorou quase trinta horas.

Policiais do DEIC detiveram 147 pessoas ontem à noite – entre adolescentes, homens e mulheres – suspeitas de participarem de uma festa de comemoração aos atentados promovidos pelo PCC contra a polícia do Estado de SÃO PAULO. Mas nenhuma bandeira, distintivo ou objeto que ligasse os convidados à facção criminosa foi achado. No bufê CASARÃO DOS SONHOS, foram apreendidas duas armas, 60 gramas de maconha e 50 celulares suspeitos de estarem clonados. O delegado GODOFREDO BITTENCOURT, diretor do DEIC, disse que, dos 147 detidos, 75 % tinha antecedentes criminais por crimes graves como roubo a banco e carro-forte e tráfico de drogas, entre outros. Apenas três maiores, condenados por furto e uso de entorpecentes, ficaram presos, e quatro adolescentes foragidos da FEBEM foram capturados e devolvidos a uma das unidades.

O estudante FELIPE SILVA CAFFÉ, de 19 anos, e LIANA FRIEDENBACH, de 16, foram enterrados hoje. Dois de seus três assassinos estão presos: o menor R.A.A.C., de 16 anos, e um homem chamado AGUINALDO, de 40. As buscas agora são pelo terceiro criminoso, identificado como PERNAMBUCO, e suposto autor do disparo que matou FELIPE. Além da dor das duas famílias e dos amigos, os crimes ficarão marcados pela violência e crueldade com que as vítimas foram executadas – a ponto de chocar inclusive os policiais. O casal desapareceu na noite do dia 31 de outubro, quando saiu para acampar em JUQUITIBA, Grande SÃO PAULO, sem o conhecimento dos pais.
Foi rapto. Para a polícia, o adolescente R.A.A.C., de 16 anos, seqüestrou e matou a estudante LIANA FRIEDENBACH, da mesma idade, por motivos sexuais. O corpo da garota foi encontrado com mais de 15 facadas no fim da noite do dia 10. Hoje à tarde, um dos comparsas de R. acabou detido. Apenas seu primeiro nome foi revelado: AGUINALDO. Ele é um caseiro de 40 anos que teria auxiliado o adolescente a manter LIANA no cativeiro. Um terceiro envolvido, identificado como  PERNAMBUCO, está foragido.
A mãe de FELIPE SILVA CAFFÉ, LENICE CAFFÉ, de 51 anos, afirmou hoje que só existe uma teoria para o crime que terminou com a morte do filho e da namorada, LIANA: “Foi pura maldade e sadismo puro. Foi uma questão de oportunidade, já que era um casal de jovens, sozinhos e indefesos. Ele não era de briga, não era de discutir. Era o meu caçula”. O enterro de FELIPE no cemitério de VILA ALPINA, reuniu cerca de 200 pessoas. Entre elas, muitos adolescentes, que, na tentativa de aliviar a dor e oferecer algum conforto, abraçavam-se com freqüência. Durante o cortejo, cantaram músicas como “CORAÇÃO DE ESTUDANTE”, de MILTON NASCIMENTO, e “PAIS E FILHOS”, da LEGIÃO URBANA. Uma bandeira do CORINTHIANS foi colocada no caixão e uma longa salva de palmas marcou o final da cerimônia. O enterro de LIANA, no Cemitério Israelita do BUTANTÃ, foi acompanhado por amigas da estudante. Muitas delas chegaram ao local acompanhadas dos pais. A família não quis dar declarações nem permitiu que o enterro fosse acompanhado.

ELIAS PEREIRA DA SILVA, o ELIAS MALUCO, foi condenado pela 23ª Vara Criminal do RIO a dezoito anos de prisão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. Em dezembro de 2002, ELIAS MALUCO já havia sido condenado a 13 anos de prisão, também por tráfico, no processo que envolve o cantor MARCELO PIRES VIEIRA, o BELO. Ele também é réu em dois outros processos no Tribunal de Justiça: no 1º Tribunal do Júri responde por formação de quadrilha, homicídio e ocultação do cadáver do jornalista TIM LOPES.

Depois de salvar dois match-points diante de nada menos do que o norte-americano ANDRE AGASSI, na MASTERS CUP DE HOUSTON, o tenista suíço ROGER FEDERER se mostrou sincero: “Foi um bom começo. Meu retrospecto diante de todos os jogadores que estão aqui não é dos melhores...” FEDERER passou a liderar o GRUPO AZUL, ao lado do argentino DAVID NALBANDIAN sobre o espanhol JUAN CARLOS FERRERO. Pelo GRUPO VERMELHO, alemão RAINER SCHUETTER venceu o argentino GUILLERMO CORIA.

O pugilista GEORGE FOREMAN encontra-se em SÃO PAULO para vender grelhas elétricas. O boxeador norte-americano, de 54 anos, disse que vai voltar aos ringues em 2004. Confirmou seu interesse em reconquistar o cinturão da principal categoria do boxe. Hoje pela manhã, esteve no programa MAIS VOCÊ, de ANA MARIA BRAGA, na GLOBO. À tarde, deu entrevistas para vários canais de tevê e à noite ainda compareceria a um jantar no Jockey Club de SÃO PAULO. Amanhã, “Big” GEORGE estará no HOTEL HILTON para mais uma entrevista coletiva. Às 16 horas, volta à GLOBO, para participar do PROGRAMA DO JÔ. A visita de FOREMAN ao BRASIL terminará no dia 13, quando o boxeador será entrevistado no programa BOLA DA VEZ, da ESPN BRASIL.

ANUNCIADO que o diretor de cinema FERNANDO MEIRELLES, de CIDADE DE DEUS, vai dirigir o inglês RALPH FIENNES na adaptação para as telas do thriller THE CONSTANT GARDENER. KÁTIA LUND, co-diretora do filme brasileiro, vai dirigir LIL´ROMEO AND LIL´JULIET, uma versão hip-hop da tragédia de SHAKESPEARE.

DOADO pelo cantor RAY CHARLES, de 73 anos, um milhão de dólares à universidade de DILLARD, em NEW ORLEANS, para a criação de um programa de estudos sobre a cultura negra.
 
Em meio a uma escalada de atentados e ofensivas dos rebeldes iraquianos, incluindo o lançamento de foguetes contra o quartel-general dos EUA em BAGDÁ, o administrador civil americano no IRAQUE, PAUL BREMER, deixou inesperadamente o PAÍS para conversas reservadas em WASHINGTON, onde é crescente a frustração, com a situação no IRAQUE. Culminando a série de ações dos insurgentes iraquianos, o complexo, onde se localiza a administração da ocupação americana em BAGDÁ, (na área conhecida como “zona verde”) foi atacada hoje com pelo menos quatro foguetes que danificaram veículos estacionados em um dos pátios. No período de dez dias, a zona verde sofreu três ataques semelhantes. Num deles, três soldados americanos ficaram feridos. No mais mortífero ataque de hoje, quatro iraquianos morreram em BASRA, sul do IRAQUE, na explosão de uma bomba na frente de uma delegacia usada por tropas britânicas que ocupam a cidade. Um dos mortos era o homem que estava colocando a bomba no local. Ao sul de BAGDÁ, perto da base americana de LATIFIYAH, dois iraquianos foram mortos em tiroteios. Em DURA, também ao sul da capital, as forças de segurança descobriram e desativaram uma ambulância carregada de bombas, de acordo com fontes militares  americanas.

Em um novo atentado contra as NAÇÕES UNIDAS, um carro-bomba explodiu perto dos escritórios de duas agências da ONU na cidade de KANDAHAR, sul do AFEGANISTÃO, ferindo um afegão que passava pelo local. Em agosto, um atentado contra os escritórios da ONU em BAGDÁ matou o enviado especial ao IRAQUE, o brasileiro SÉRGIO VIERIA DE MELLO, e outras 21 pessoas.

2 004    :     -   QUINTA-FEIRA     /531512  20420113  (141/)
PAULO CÉSAR fica fora do sério com os latidos e ganidos do BOB, um dos cães da MARLENE, e desandou numa série de impropérios contra o cachorro e contra a dona do animal. Foi um bate boca violento nesta manhã. Na verdade os animais da MARLENE tiram qualquer um do seu juízo perfeito, pois amolam muito. Além dos cães, também temos os gatos, que de vez em quando resolvem fazer suas festas no telhado e a miadeira é insuportável. Esses atritos já aconteceram, aconteceu nesta manhã e irão se repetir, porque não é normal esse estado de coisas.
Saio de casa com tempo bom e chego na SÉ com chuvisqueiros e queda de temperatura. Não dá para presidir a reunião de oficiais no MMDS, agora com o retorno do GESOFATO, que hoje iria fazer um relato da sua primeira metade de estágio. Por volta das 13 horas, encontramos na AORRPM com o Professor EGBERTO MAIA LUZ e com o CORONEL MENDES. O Prof EGBERTO nos convidou para um almoço nesta quinta-feira. Como o restaurante da AORRPM está cheio, vamos almoçar no TRASMONTANO.
Explico aos dois conselheiros o que aconteceu na Sociedade Veteranos de 32-MMDC depois da reunião no QCG, em 4 de novembro. Apresentamos ao presidente o projeto definitivo do novo Estatuto e o Edital de Convocação da Assembléia Geral, além de sugerir que ele nomeie seu vice-presidente, sendo indicado o CORONEL RENALDO. Até agora o Sr MARCONDES não tomou uma atitude com relação a tudo isso. Resultado: estamos na expectativa da assinatura do EDITAL e da nomeação do vice. O Professor EGBERTO conta um fato inusitado: o CORONEL MOYSÉS teria ido visitar o Sr MARCONDES e este foi grosseiro no atendimento. Depois, sugere modificações no novo Estatuto, antes de se apresentar o projeto à Assembléia Geral.
Após o almoço, com a chuva que cai, ficamos aguardando no TRASMONTANO melhorar o tempo. O Professor EGBERTO tem outro compromisso e enfrenta o mau tempo. Um pouco depois, o CORONEL MENDES e eu vamos até à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O MENDES tem outros afazeres e eu converso, via fone, com o CORONEL RENALDO. De fato, até agora nada há de positivo nos destinos do MMDC, pois o Sr MARCONDES tem receio em tomar uma atitude. O RENALDO irá à sua casa amanhã cedo para uma decisão do presidente. Aguardamos o desfecho dessa sua visita ao Sr MARCONDES.
Com o tempo ruim, nada mais dá para fazer a não ser retornar a GUARULHOS, sempre enfrentando a chuva. LUCINDA conta-me que o PAULO CÉSAR foi fazer um teste num SUPERMERCADO, a fim de pegar um serviço temporário nesse final de ano. Ele, aos 24 anos, nada arrumou na vida para fazer algo de útil. É um desocupado e deve se sentir mal nessa deprimente situação.

A PM cumpriu hoje de manhã a ordem judicial de reintegração de posse e desocupou um prédio na Rua RÊGO FREITAS, na VILA BUARQUE, região central de SÃO PAULO. O imóvel era ocupado por cerca de 300 SEM-TETO desde o dia 1 º de novembro. Desalojados, os SEM-TETO saíram e fizeram uma passeata até a avenida PRESTES MAIA, onde ficaram instalados em outro prédio ocupado.

Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas depois que três explosões destruíram, hoje pela manhã, parte de uma fábrica de explosivos em LORENA, VALE DO PARAÍBA. A 5 km da fábrica, vidraças foram quebradas e houve pânico entre os moradores. O barulho foi ouvido também em cidades vizinhas. As explosões ocorreram em um galpão de 1.750 metros quadrados da ORICA BRASIL LTDA., uma multinacional australiana que se diz líder mundial da fabricação de explosivos e que há 50 anos atua no BRASIL.

O apresentador CARLOS MASSA, o RATINHO, escapou ileso, hoje, de um acidente no km 549 da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, região da BARRA DO TURVO, no interior de SÃO PAULO. O carro onde ele estava bateu de frente com um caminhão e o motorista do apresentador, JOÃO BARION, de 35 anos, morreu. O acidente ocorreu por volta das 13:20 horas. RATINHO ia para sua casa em CURITIBA (PR), já que os programas de hoje até terça-feira estão gravados em função do feriadão. VANESSA GUZZO, produtora do “PROGRAMA DO RATINHO”, disse que o motorista morava na casa do apresentador em SÃO PAULO e ra confidente do patrão. Segundo a produtora, o motorista era o braço-direito de RATINHO e muito responsável.  O veículo do apresentador, um jipe CHEROKEE, trafegava por uma pista em declive, que ainda não é duplicada. A estrada estava escorregadia por causa da chuva. BARION perdeu o controle do carro – que é blindado – que rodou na pista, bateu em uma mureta de proteção e chocou-se com um caminhão que seguia na direção de SÃO PAULO. O motorista morreu na hora. RATINHO, que sentia apenas dores no peito, ficou em observação no Hospital Regional do VALE DO RIBEIRA, onde deu entrada às 15:20 horas. À noite, ele foi transferido para o Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO. Dois amigos do apresentador – o dentista EDÍLSON FERREIRA e ARLINDO CAMINE – estavam no carro e tiveram ferimentos sem gravidade. Outros assessores do apresentador, que o acompanhavam em outro carro, ajudaram no socorro.
 
Longe dos olhos da torcida brasileira, ROMÁRIO, um dos maiores atacantes de todos os tempos, deu adeus à seleção brasileira e manteve a dúvida em relação ao futuro. Na madrugada, no COLISEU DE LOS ANGELES (EUA), o craque de 38 anos se despediu da amarelinha com o que sempre produziu de melhor: gol. Fez os dois da vitória sobre o MÉXICO por 2 a 1, de virada, e não escondeu a emoção ao deixar o campo chorando, nos minutos finais da partida. “Não sei o que vou fazer daqui para frente. Existe a chance de jogar pelo VASCO, mas nada está definido”, afirmou. A estatística de ROMÁRIO na seleção é invejável. Na contagem que considera jogos contra times, seleções regionais e combinados, o craque chegou aos 72 gols em 88 exibições. Já a soma que leva em conta somente jogos contra seleções nacionais, o BAIXINHO acumulou 57 gols ao longo da carreira. ROMÁRIO  conseguiu atrair a atenção numa festa em que entrou como coadjuvante de JORGE CAMPOS, o goleiro mexicano que também se despedia do futebol. Por isso o jogo foi em LOS ANGELES, onde os mexicanos formam grande colônia. Mas com seu talento e com a ajuda dos amigos e craques no time – entre eles, BEBETO, DUNGA, JORGINHO e TAFFAREL – o atacante também foi muito festejado pelos 52.389 torcedores que foram ao estádio.

O fotógrafo francês NICOLAS REYNARD, o jornalista identificado apenas como JOEL e o piloto brasileiro PAULO MIRANDA morreram na queda de um hidroavião no rio NEGRO, nesta quinta-feira. Eles documentavam a expedição do casal de aventureiros GÉRARD e MARGI MOSS pelo arquipélago de ANAVILHANAS quando o avião caiu. Os corpos ainda não haviam sido encontrados. O trabalho que estava sendo filmado pela equipe seria publicado pela revista NATIONAL GEOGRAPHIC.
  
Finalmente acabou a agonia de YASSER ARAFAT. Ele morreu no hospital de PERCY, na FRANÇA. Seu corpo já foi trasladado para o CAIRO, conforme estava previsto. Os jornais televisivos dão ampla cobertura para a morte do líder palestino e mostram cenas do mundo todo onde demonstra o carisma do presidente da Autoridade Nacional Palestina, verdadeiro herói do povo muçulmano.
A causa da morte foi “falência múltipla dos órgãos”. O velório será no CAIRO, e o enterro, na MUQATA, o quartel-general em RAMALLAH, CISJORDÂNIA, onde ele viveu confinado por ordem de ISRAEL desde 2001. Escapou de mais de 40 atentados. Suas ações foram do terrorismo aos acordos, que lhe renderam em 1994, o Prêmio NOBEL DA PAZ, dividido com os israelenses YITZHAK RABIN e SIMON PERES.
As funções ocupadas por YASSER ARAFAT em sua liderança da causa palestina foram transferidas oficialmente hoje. Foram anunciados os escolhidos para substituir o líder palestino como chefe da AL FATAH, presidente da Organização pela Libertação Palestina (OLP) e presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Conforme prevê a legislação palestina, o presidente do Parlamento palestino RAWHI FATTOUH foi nomeado presidente interino da ANP – as eleições ocorrem em 60 dias. O ex-primeiro ministro MAHMOUD ABBAS foi escolhido como presidente da OLP. Um radical palestino assumirá a liderança da FATAH: FAROUK KADDOUMI, que rejeitou uma reconciliação com ISRAEL. Os poderes do premier AHMED QOREI sobre as forças de segurança serão ampliados.

Apoiadas por helicópteros, forças americanas bombardearam intensamente, hoje, o setor sul de FALLUJAH, no quarto dia da ofensiva contra o reduto rebelde que já deixou pelo menos 18 americanos mortos e 178 feridos, informou o GENERAL RICHARD MYERS, chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas dos EUA. Ele disse que a GUARDA NACIONAL iraquiana, leal ao governo interino, teve 5 mortos e 34 feridos. Quanto aos rebeldes, perderam 600 homens, segundo ele.

LANÇADO o novo serviço de busca da MICROSOFT, com o qual a empresa de BILL GATES pretende competir com o GOOGLE e o YAHOO! Num dos mercados mais lucrativos da internet. O novo buscador localiza informações num universo de 5 bilhões de páginas da rede.

11 DE NOVEMBRO DE 2005   -    SEXTA-FEIRA
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO

                                       CMSE                        2 ª RM

21 º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO
(Sv Subs Mil 2 ª RM/1932)
O Chefe do 21º D Sup tem a honra de convidar V. Exª / V. Sª para as atividades de comemoração ao 73º Aniversário do 21º Depósito de Suprimento.
Formatura              11 de novembro de 2005                       Horário: 10:00 h
Jantar Dançante     12 de novembro de 2005                      Horário: 20:00 h
Local:                       Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 147
                                  Vila Anastácio – São Paulo – SP

CARLOS EUCLIDES OLSCHOWSKY DA CRUZ – Cel Int
Chefe do 21º Depósito de Suprimento

Penoso o meu deslocamento para o encontro com GINO e CORONEL MENDES nas imediações da ARMÊNIA. Um helicóptero modelo ROBINSON 22 fez um pouso forçado na pista expressa da Marginal PINHEIROS, sentido CASTELLO BRANCO e deslizou para baixo da PONTE EUSÉBIO MATOSO, após tombar. Dois automóveis foram atingidos. A aeronave, a serviço da RÁDIO ELDORADO, levava o piloto LEONARDO REBUFFO e o repórter GERALDO NUNES. Os dois sofreram ferimentos leves. O acidente deu um “nó” no trânsito. Duas das quatro pistas expressas ficam interditadas. Mesmo assim, às 9 horas, estou chegando no local. O MENDES foge da Marginal e pega a OLAVO FONTOURA. Com meia hora de antecedência, estamos no 21º Depósito de Suprimentos do Exército na VILA ANASTÁCIO. Ali, vão chegando os convidados, recepcionados por oficiais da Unidade. O Comandante, CORONEL OLSCHOWSKI, que recentemente teve um infarto, está no posto, mas demonstra abatimento. O TENENTE-CORONEL CAMILLO, seu Sub-Cmt, está comandando a tropa formada. Professor JOSÉ CARLOS, TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA, MAJOR PM MONTE OLIVA, MAJOR PM CORRÊA LEITE, e muitos outros conhecidos, engrandecem a solenidade de entrega das Medalhas PEDRO DE TOLEDO. Quem preside o evento é o GENERAL DE DIVISÃO VAZ DE LIMA, Cmt da 2ª Região Militar. A comunidade da LAPA comparece em número significativo. Participamos de um coquetel, onde podemos manter uma conversação sadia e altamente proveitosa para o futuro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – NÚCLEO DA LAPA. O Professor JOSÉ CARLOS, diretor do COLÉGIO SANTO IVO, que hoje conduz o destino da Entidade, é muito benquisto nessa região. O TENENTE-CORONEL PM NAKARADA, que comandou durante mais de dez anos o batalhão sediado na LAPA, tem ajudado muito na implantação do NÚCLEO. Logo após o término da solenidade, por volta do meio-dia, Professor JOSÉ CARLOS nos conduz ao “PONTEIO GRILL”, situado na esquina das avenidas IMPERATRIZ LEOPOLDINA e QUEIRÓS FILHO, já na divisa da LAPA com PINHEIROS. CORONEL WANDERLEY, Comandante do 16º BPMM, MAJORES MONTE OLIVA e CORRÊA LEITE, também participam do almoço. É um momento muito bom, num lugar agradabilíssimo, que já conhecíamos, pois o Professor JOSÉ CARLOS já nos havia trazido nesse restaurante por ocasião das tratativas para a criação do NÚCLEO.
O CORONEL MENDES tem hora marcada no dentista. Despedimo-nos dos amigos da LAPA e ele vai nos deixar (o GINO e eu) na estação ARMÊNIA do metrô. O presidente ainda quer ir ao MMDC. Isso é muito bom, pois surge um problema que ele teria de tomar conhecimento.
Uma oficial de Justiça telefona para dizer que no próximo dia 16, quarta-feira, haverá uma audiência conciliatória no processo cujo querelante é o nosso dileto e estimado inimigo CARVALHOSA, na 12ª VARA CRIMINAL, 1º andar, sala 184. O GINO já fica sabendo dessa encrenca e, da própria Sociedade, passo um e mail para o advogado ROMAGNOLI. Mas, quando chego no final da comunicação do fato, eis que ele telefona para nós. Fica combinado que o ROMAGNOLI  acompanhará o presidente nessa audiência.
Recebemos também um telefonema do WÁLTER TAVERNA. Diz ele que haverá uma solenidade proporcionada pela República de VILA MARIANA aos veteranos de 1932, em 4 de dezembro. Aproveito o momento para combinar com ele uma reunião em 23 de novembro, para discutirmos o atual estágio da “guerra” que estamos movendo para o restauro do nome do “TÚNEL NOVE DE JULHO”. Antes, já tinha passado um e mail para a professora MARIA CECÍLIA, comentando a escolha do dia 23 para a reunião das pessoas que estão conosco nessa luta.        
Quando percebemos, já passam das 17 horas. Vamos então embarcar no metrô, retornando para nossas casas.

Tenho um dissabor com o computador. Alguém mexeu ao tentar navegar pela internet e agora não se consegue mais acessar o provedor. Com isso, as mensagens que estão sendo passadas para mim, depois do encontro de amigos da LAPA, ficam prejudicadas. Não as posso ler.

No caso do acidente com o helicóptero, pela manhã, o repórter GERALDO NUNES, que é deficiente físico, ficou preso no cinto de segurança e recebeu ajuda do motorista CÉSAR FUGO – piloto de planador – para sair do helicóptero. Porém, antes de passar pelo Pronto-Socorro, NUNES manteve contato com a ELDORADO para contar o drama. Ao pousar na pista expressa da marginal, o esqui da aeronave atingiu um ASTRA e tombou. Uma das hélices bateu em um VERSAILES. Por causa do piso irregular da pista, o helicóptero deslizou para baixo da ponte. A aeronave sobrevoava a região do BROOKLIN quando o piloto e o repórter sentiram cheiro de queimado e viram uma luz acender no painel. REBUFFO tentou voltar para o CAMPO DE MARTE, de onde decolou, mas não havia mais tempo porque o helicóptero já perdia potência. A saída foi o pouso de emergência. Entre as opções para descer estava a pista lotada da MARGINAL PINHEIROS, o RIO PINHEIROS e a linha da CPTM, repleta de fios de alta tensão. “O piloto teve de decidir em cinco segundos. Se demorasse um segundo a mais o helicóptero ia cair”, afirmou JOSÉ LUIZ MATOS, presidente da RQ SERVIÇOS AÉREOS – empresa que presta serviços para a ABC FLY SAE, responsável pela aeronave. O piloto optou pela manobra em alta rotação, em marcha lenta. Mas o piso irregular da marginal prejudicou a manobra. MATOS afirmou que as duas correias do motor quebraram. Uma ficou deteriorada e a outro caiu no trajeto.

Em 16 anos de trabalho como repórter aéreo da RÁDIO ELDORADO, hoje foi a primeira vez que GERALDO NUNES, de 47 anos, sentiu medo de sobrevoar a cidade. “Pensei que o helicóptero fosse bater na estrutura da PONTE EUSÉBIO MATOSO”, disse. Segundo ele, o drama durou cerca de quatro minutos. NUNES disse que já enfrentou situações difíceis em seu trabalho, tanto na Capital como no Litoral, mas nunca passou por situação semelhante. Ele conta que em 1993 o helicóptero que ocupava também fez um pouso forçado na MARGINAL PINHEIROS. “Mas daquela vez só me dei conta do que estava acontecendo quando a aeronave tocou no chão e depois decolou.

Os comerciantes da Rua EZEQUIEL FREIRE, no CARANDIRU, zona norte de SÃO PAULO, estão aterrorizados com criminosos que invadem escritórios pelo telhado. Até agora quatro furtos muito semelhantes aconteceram em menos de uma semana. As vítimas calculam o prejuízo total em aproximadamente cem mil reais. A polícia está à procura dos bandidos. A primeira invasão ocorreu em um consultório médico no número 36 da rua, na madrugada do dia 31 de outubro. Os criminosos chegaram ao telhado da construção depois de invadir um terreno baldio nos fundos do imóvel.

O Ministério Público de SÃO PAULO vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO que ontem suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito PAULO MALUF. Segundo o promotor NILO SPÍNOLA SALGADO FILHO, autor do processo de improbidade administrativa contra MALUF por excesso de gastos na gestão paulistana de 1996, o tribunal não considerou o prejuízo sofrido pelos cofres públicos, hoje avaliado em 2,5 bilhões de reais. O MP pedirá eu seja mantida a decisão de primeira instância que condenou o ex-prefeito a devolver o dinheiro aos cofres da prefeitura. Já os advogados de PAULO MALUF no caso, RICARDO TOSTO e EDUARDO NOBRE, divulgaram hoje uma nota informando que vão recorrer da suspensão dos direitos políticos de MALUF.

Fracassou a operação comandada pelo presidente LULA para impedir a prorrogação da CPI DOS CORREIOS. A vitória obtida pelo governo no final de noite de ontem se desfez hoje de manhã, quando foi feita a recontagem das assinaturas que pediam a prorrogação e a Secretaria-Geral da Câmara concluiu que havia 171, exatamente o número mínimo necessário. A assinatura que fez a diferença foi a do deputado FRANCISCO DORNELLES: ele já havia assinado o pedido de prorrogação e depois, por pressão do governo, pediu por escrito para cancelar a solicitação. Mas sua assinatura nesse pedido não foi reconhecida pelos computadores nem pelos técnicos da Câmara. Os aliados prometem apresentar recurso. Pelo menos por enquanto, os trabalhos da CPI ficam estendidos até 11 de abril, ou seja, avançará no ano eleitoral. De acordo com deputados, o governo prometeu liberar até o fim do ano 1,2 bilhão de reais para as emendas deles ao orçamento.

Pressionado por denúncias, pela oposição e por fogo amigo no governo, o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, avisou hoje ao presidente LULA que vai emendar o fim de semana com o feriado de terça-feira, dia 15 (Proclamação da República), para descansar. LULA garantiu a ele que é “imprescindível” para o governo. Um depoimento prestado ao Ministério Público pelo advogado ROGÉRIO BURATTI, ex-assessor de PALOCCI, complica ainda mais o ministro.

A contadora brasileira SANDRA ASTA LEONI, de 28 anos, foi encontrada morta na última terça-feira, dia 8, em AMSTERDÃ, capital da HOLANDA. O corpo de SANDRA foi achado embaixo da escada de sua casa por uma amiga que morava com ela. Um imigrante ilegal suspeito do crime está detido. Natural da cidade fluminense de MACAÉ, SANDRA era casada e tinha cidadania holandesa porque seu pai era holandês. A brasileira e o marido decidiram ir para a HOLANDA em abril, mas o marido não pôde ficar porque ainda não conseguiu visto permanente. Ele voltou há um mês e retornaria para a EUROPA em dezembro. A família não tem recursos para trazer o corpo ao BRASIL. A mãe de SANDRA e o marido foram hoje para AMSTERDÃ para tentar encontrar uma solução. Os amigos e parentes da brasileira também estão em busca de mais detalhes sobre o crime.

A cidade de SÃO PAULO decididamente conseguiu seu lugar na conturbada biografia de MIKE TYSON. Hoje, no Fórum da BARRA FUNDA, o ex-pugilista não entrou em acordo com o cinegrafista CARLOS MELLO, que o acusa de agressão e, como indenização, pedia um milhão de reais. Com isso, o juiz JOSÉ ZOÉGA COELHO, do JECRIM (Juizado Especial Criminal) aceitou denúncia do promotor FLÁVIO LORZA e instaurou processo contra o ex-campeão. Por ter antecedentes criminais nos EUA, TYSON não pode receber o benefício da transferência penal (pagar cestas básicas ou fazer trabalhos comunitários) e, portanto, responder por lesão corporal. A pena varia de três meses a um ano de prisão, além de multa. A próxima audiência, quando serão ouvidas testemunhas, foi marcada para o dia 7 de março de 2006. O ex-lutador precisa comparecer, mas pode ser julgado a revelia. Vale lembrar que ele não está impedido de sair do país.
Hoje, durante a audiência na qual compareceu usando a camisa da seleção argentina, autografada por MARADONA, TYSON propôs pagar a câmera de CARLOS MELLO, que ele quebrou durante confusão na boate BAHAMAS, na madrugada de quarta para quinta-feira.
Encerrada a audiência, às 16:15 horas, o americano foi almoçar na churrascaria RODEIO, na região dos JARDINS. Depois, seguiu para o escritório de seus advogados, na mesma área nobre da cidade. Voltou para o hotel às 18:15 horas e, após uma rápida passagem em sua suíte presidencial, desceu para o saguão. Ele brincou com as funcionárias e se dirigiu à loja de souvenirs, mas nada comprou. Tratou de ir ao restaurante onde comeu frango, bacalhau e bebeu refrigerante. Segundo a assessoria do hotel, a fera deve ficar hospedada até amanhã.

Nesta sexta-feira foi anunciada a morte do cineasta sírio-americano MUSTAPHA AKKAD, de 70 anos. Produtor da série de filmes HALLOWEEN, ele foi uma das 57 vítimas dos atentados que atingiram três hotéis de luxo em AMÃ, capital da JORDÂNIA, no dia 9. Ele estava em um dos hotéis e sofreu ferimentos graves e um infarto com as explosões das bombas.

Foi confirmada a eleição de ELLEN JOHNSON-SIRLEAF para a presidência da LIBÉRIA. A economista venceu o ex-jogador de futebol GEORGE WEAH no segundo turno do pleito e será a primeira mulher a presidir um país africano.

PARIS terá seu policiamento reforçado neste fim de semana, quando a FRANÇA lembra o armistício da 1 ª GUERRA MUNDIAL. As medidas de segurança incluem restrições ao direito de reunião até às 20 horas de 13 de novembro, concentrações em local público que no entender dos policiais possam ameaçar a ordem serão proibidas ou dissolvidas. Segundo a polícia, jovens ativistas estão marcando encontros pela internet para amanhã, em duas regiões altamente simbólicas da capital e muito freqüentadas por turistas: CHAMPS-ELYSÉES e TORRE EIFFEL. Cerca de três mil policiais estarão nas ruas, muitos deles à paisana.

Se for confirmada a alegação da rede terrorista AL-QAEDA, os atentados de quarta-feira, dia 9 de novembro, em três hotéis de AMÃ foram cometidos por quatro terroristas iraquianos, incluindo um casal. Hoje morreu mais um dos feridos, o produtor de HOLLYWOOD, MUSTAFÁ AKKAD, de 75 anos, elevando para 57 o número de mortos, dos quais 33 eram jordanianos. Nascido na SÍRIA, AKKAD sofreu vários ferimentos e teve um ataque cardíaco após a explosão no hotel GRAND HYATT. Sua filha, a americana RIMA, de 34 anos, morreu na hora.

O ex-vice-presidente iraquiano IZZAT IBRAHIM AL-DURI, de 63 anos, número 2 do governo do deposto regime, morreu hoje de madrugada, de acordo com comunicado do proscrito Partido BAATH divulgado pela TV AL-ARABIYA, de DUBAL. Não há confirmação por outras fontes. AL-DURI era o número 6 na lista americana dos 55 mais  procurados integrantes do governo de SADDAM HUSSEIN. Os EUA o acusavam de liderar a insurgência e ofereciam a recompensa de 10 milhões de dólares pela sua captura. Era o único dos principais assessores de SADDAM que não havia sido morto ou preso.        
No comunicado, o BAATH qualifica IZZAT IBRAHIM de “líder da resistência armada e dos mujaheddin (combatentes islâmicos), mas não dá detalhes sobre sua morte. Depois da captura de SADDAM, em dezembro de 2003, surgiram rumores de que IZZAT IBRAHIM tinha câncer. Segundo a rede britânica BBC, ele teve leucemia há alguns anos, recuperou-se e estava ativo no governo de SADDAM, de quem era considerado o braço direito. Ambos eram de TIKRIT, cidade sunita ao norte. Era vice-líder do Conselho do Comando Revolucionário, liderado por SADDAM. Era um dos dirigentes do norte do IRAQUE quando armas químicas foram usadas contra os curdos, em 1988, matando mais de cinco mil pessoas.

A secretária americana de Estado, CONDOLEEZZA RICE, fez hoje uma visita inesperada a MOSSUL, ao norte do IRAQUE, durante a qual elogiou a comunidade sunita por ter participado em grande número do referendo sobre a Constituição, em outubro. Os sunitas controlavam o poder no governo SADDAM.

Palestinos lembram em RAFAH, GAZA, o primeiro aniversário da morte de YASSER ARAFAT. Milhares de palestinos reuniram-se hoje perto do túmulo de seu líder histórico em RAMALLAH, CISJORDÂNIA, e depositaram flores.

KATHLEEN ANDERSON HAM, de 58 anos, viu condenado, depois de 32 anos, o homem que a estuprou em NOVA YORK. Tudo graças a um teste de DNA. A polícia nova-iorquina afirma que outras vinte mulheres acreditam ter sido violentadas pelo criminoso, que poderá pegar até 25 anos de prisão. O estupro de KATHLEEN ocorreu em 26 de junho de 1973, quando FLETCHER WORRELL, hoje com 59 anos, a atacou num parque de MANHATTAN. Depois de preso, em 1974, ele foi julgado, mas o júri não pôde chegar a um veredicto. Motivo: a vítima não conseguiu identificar seu agressor perante o tribunal porque, segundo ela, FLETCHER cobriu seu rosto com um lençol enquanto a violentava. O agressor acabou sendo solto depois de pagar uma fiança. Suas roupas íntimas, porém, foram guardadas então pela polícia americana. O segundo encontro do estuprador com a Justiça, aconteceu em 2004, no Estado da GEÓRGIA, quando ele tentou comprar uma arma de fogo e ao levantar os dados sobre seus antecedentes, as autoridades descobriram que ele já havia se envolvido em vários casos de assalto e falsa identidade (usava o nome de CLARENCE WILLIAMS). Para azar  do criminoso, o promotor ROBERT MORGENTHAU resolveu desarquivar as roupas íntimas de FLETCHER para fazer um teste de DNA. O resultado foi positivo, e levou o criminoso a ficar, de novo, num tribunal de MANHATTAN, frente a frente com KATHLEEN, que fez questão de estar presente como forma de acentuar sua vitória sobre ao agressor. Ao conhecer o resultado do teste de DNA, os jurados foram unânimes em condenar o criminoso. O veredicto de FLETCHER será anunciado dia 28, mas tudo indica que ele não deverá pegar menos de 25 anos de cadeia.

Uma mulher e seu bebê passaram momentos de angústia no metrô de SEUL (CORÉIA DO SUL). LEE CHAN-LEE foi arrastada por 30 metros, por um trem do metrô, depois que ela e o carrinho que levava seu bebê ficaram presos na porta, ao tentar entrar em um dos vagões. LEE ainda conseguiu tirar o bebê, que foi acolhido por outra mulher, mas ela própria continuou presa à composição, que continuou rodando. Depois que a marcha do trem foi contida, a mãe foi encaminhada para um hospital, apenas com ferimentos leves. O bebê nada sofreu.  
 
Nos cinemas brasileiros começa a passar nas salas a partir de hoje o filme que tem o inusitado título de “CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS”.  Mostra o encontro do alemão JOHANN (PEDER KETNATH) com o sertanejo RANULPHO (JOÃO MIGUEL). O primeiro está no BRASIL, fugido da 2 ª GUERRA MUNDIAL, trabalhando como divulgador e vendedor de aspirinas no meio do Nordeste. Em sua jornada, encontra o segundo, que sonha em chegar ao RIO, onde acredita que terá uma vida melhor. Os dois seguem dentro do caminhão que leva, além das aspirinas, um projetor e uma tela de cinema, usados para a exibição dos filmes feitos pela fábrica de comprimidos. O roteiro foi baseado em uma história contada pelo tio-avô de GOMES, morto há dois anos, diretor do filme. “Ele abandonou o sertão da PARAÍBA, exatamente onde filmamos”. No longa, o alemão e o sertanejo trocam experiências, cada qual com seus sonhos. E desfazem protótipos: “Quis desconstruir. Fiz um nordestino ranzinza. Não queria que ele fosse submisso. É mais alemão que o próprio alemão, que aqui, parece mais romântico”, explicava o diretor.

O documentário “VINÍCIUS”, que também estréia hoje, mostra, entre depoimentos de gente como CHICO BUARQUE e TOQUINHO e imagens de arquivo, o que o poeta, compositor, letrista, ensaísta, autor de teatro e diplomata soube fazer melhor na vida: falar de amor. As cenas reais de VINÍCIUS DE MORAES (1913-1980), sempre bêbado, e com um copo de uísque à mão, perdem fôlego quando aparece o que o filme traz de pior: CAMILA MORGADO declamando poemas. Mas o documentário vale a pena pela grandiosidade da obra de VINÍCIUS e pelas declarações dos que, junto com ele, criaram a bossa nova.

2 006    :   -    SÁBADO
Basta sair da rotina um dia e as coisas ficam acumuladas para lançamento nas memórias digitalizadas. Ontem, perdi a manhã no 21 º Depósito de Suprimento, nesse sentido. Agora, neste sábado tranqüilo, vou recuperar as horas que não fiquei no computador ontem. Mas antes leio os quatro jornais que recebo diariamente, recorto-os, antese de começar o trabalho de lançamento dos principais acontecimentos na máquina.  

O sucateamento da infra-estrutura do País é o principal obstáculo ao crescimento econômico tão desejado por todos, mas ainda não há pistas de como esse problema será superado. Apenas dez megaprojetos considerados prioritários para a aceleração do crescimento exigem investimentos que giram em torno de 40 bilhões de reais. Entre os projetos que precisam sair do papel estão empreendimentos como as Hidrelétricas de BELO MONTE e RIO MADEIRA, a FERROVIA NORTE-SUL, a BR-163 e melhorias no Porto de SANTOS. A maioria estava na lista de promessas de campanha nas eleições de 2002, renovadas em 2006. Alguns continuam empacados por questões ambientais ou judiciais. Outros sofrem com a burocracia dos órgãos públicos e com problemas de gestão. Todos enfrentam a falta de capacidade de investimento do Estado.

O INSTITUTO DO CORAÇÃO – INCOR – está em crise. Sua mantenedora, a FUNDAÇÃO ZERBINI, acumula dívida de 2560 milhões de reais. “Se a ZERBINI não for salva, o INCOR morre”, diz JORGE KALIL FILHO, diretor do instituto e da fundação. Ele preparou um plano de reestruturação a ser entregue amanhã ao presidente LULA e aos ministros da Fazenda e da Saúde. Entre as medidas estão aumento do número de pacientes particulares, corte de despesas e pedido de dinheiro. “Se os problemas não forem resolvidos logo, o que pode acontecer é o INCOR ter o mesmo fim da VARIG. Ir parando, parando, piorando aos poucos”. 

A atriz NAIR BELLO, 75 anos, sofreu uma parada cardíaca hoje pela manhã. Ela chegou ao salão de beleza JOLI MONDE, em HIGIENÓPOLIS, por volta das 9:30 horas e, segundo sua cabeleireira, MARIA NIKOLAI, reclamou de cansaço.
“A NAIR pediu para se sentar um pouco antes de começar a se arrumar, cerca de quinze minutos depois, fomos ao lavabo e enrolei o cabelo dela com bobes. Por volta das 11 horas, comecei a fazer o penteado, e ela jogou a cabeça para trás com força”, lembra a cabeleireira. “Na hora, achei que fosse uma brincadeira, já que ela é muito comediante, mas logo percebi que o seu rosto começou a ficar pálido e que ela havia desmaiado”.
Com ajuda dos funcionários do salão, NAIR foi deitada no chão até a chegada do resgate. “Os bombeiros chegaram dez minutos depois, fizeram os procedimentos de primeiros socorros e a transportaram para a SANTA CASA de SÃO PAULO”, detalha a cabeleireira. Os dois filhos da atriz chegaram ao local antes mesmo de ela ser levada ao carro de resgate. Eles acompanharam a mãe até o hospital.
Segundo informações da assessoria da SANTA CASA, NAIR foi reanimada dentro do carro de resgate, mas chegou ao hospital em estado grave. Ela foi levada ao setor de emergências para ser atendida pouco antes do meio-dia. Às 15:20 horas, os medidos liberaram a transferência da atriz para o hospital SÍRIO-LIBANÊS, que, assim como a SANTA CASA, fica na região central da cidade.
O SÍRIO-LIBANÊS informou que, ao chegar, NAIR passou por vários exames médicos, entre eles o cateterismo. Segundo o hospital, no final da tarde a atriz foi transferida para a UTI. Boletim médico divulgado às 20 horas dizia que o estado de saúde da atriz era considerado grave.
NAIR BELLO atua desde a década de 1950 e começou a carreira na rádio EXCELSIOR. Sua última participação em novelas foi em “BANG BANG” (2005), da GLOBO, no papel da excêntrica dona ZORRA. Um dos seus personagens mais marcantes na TV foi DONA GEMA de “PERIGOSAS PERUAS”, que foi ao ar pela mesma emissora em 1992. Ela também participou de diversas séries globais, como “A GRANDE FAMÍLIA”, “BRAVA GENTE” e “SAI DE BAIXO”.
No elenco de “ZORRA TOTAL” desde 1999, no papel de DONA SANTINHA, NAIR foi convidada por CARLOS LOMBARDI para a próxima novela das 19 horas, “PÉ NA JACA”, prevista para estrear em 20 de novembro. Ela é uma das atrizes preferidas de LOMBARDI, tendo atuado em várias novelas dele, como “KUBANACAN” e “UGA UGA”.
Para a nova trama, a atriz já gravou cenas no papel da avó da protagonista da trama, que será vivida por FLÁVIA ALESSANDRA. “Estou muito triste. Gravamos juntas na semana passada e ela estava muito bem. A NAIR é uma mulher de altíssimo astral. Estou fazendo pensamentos positivos para que ela melhore logo”, afirma FLÁVIA.

Três homens foram assassinados ontem na periferia de GUARULHOS. Eles estavam em um fusca que vinha em alta velocidade pela avenida MONTEIRO LOBATO, no JARDIM CUMBICA, por volta da meia-noite. O veículo acabou batendo num SANTANA e capotou. O motorista do SANTANA desceu para socorrer as vítimas, mas foi impedido por homens que chegaram em seguida, numa PARATI, e atiraram contra os ocupantes do fusca. Antes dos disparos, os desconhecidos pediram para o motorista do SANTANA correr. Os homens gritaram para ele “Sai fora que é ladrão”, se referindo aos ocupantes do fusca.
O motorista correu para uma padaria e, de lá, ouviu o barulho dos tiros. Quando voltou, viu que os três homens do fusca ainda dentro do carro, estavam mortos. As vítimas foram: JOSÉ CARLOS DA SILVA, 29 anos, EDMILSON DA SILVA, 35, e WASHINGTON PEREIRA DA SILVA. Não há informação de que eles sejam parentes.
Os desconhecidos fugiram com a PARATI que, segundo o motorista do SANTANA, não tinha placas. Uma pistola calibre 380, com quatro cápsulas deflagradas, foi apreendida no local. A polícia ainda não tem pista dos assassinos.
O crime ocorreu um dia após o ex-soldado da PM CLÁUDIO HONÓRIO DE MORAIS, 41 anos, ter sido absolvido pelo Tribunal do Júri de GUARULHOS da acusação de comandar um grupo de extermínio responsável por uma chacina que vitimou três jovens, em 2003.
Quatro homens também foram baleados ontem, por desconhecidos, num bar da VILA ZATT, região de PIRITUBA. Dois morreram, um está em estado grave e outro não corre risco de morte.

Pivô do seqüestro do ônibus 499, em NOVA IGUAÇU, no RIO, CRISTINA RIBEIRO, de 36 anos, está com a mandíbula fraturada e o rosto e o pescoço cheios de hematomas. Foram mais de dez horas de ameaças e agressões do ex-marido ANDRÉ LUÍS RIBEIRO DA SILVA, de 35 anos, que manteve ainda outras 55 pessoas como reféns no maior seqüestro de um ônibus na cidade.
Com dificuldades para falar e sentindo dores no corpo, CRISTINA está na casa de uma amiga no RIO. Hoje, ao relembrar o seqüestro, resumiu o sentimento em relação ao ex-marido: “Espero que ele aprenda a lição”. Segundo ela, o fato de ter pegado carona com um amigo para levar seu filho caçula ao médico teria sido o motivo para o crime.
Pelo menos oito pessoas morreram e 32 ficaram feridas em um atentado no centro de BAGDÁ, no IRAQUE. Dois carros-bomba, conduzidos por suicidas, explodiram ao mesmo tempo um mercado. As explosões ocorreram na praça de HAFEZ AL QADI, que estava cheia no momento das explosões. Segundo a polícia iraquiana, grande parte dos feridos está em estado grave.
Hoje, a onda de violência também atingiu um soldado polonês e um eslovaco, vítimas da explosão de uma bomba colocada em uma estrada. O Exército dos EUA também informou a morte de mais dois soldados americanos na província de AL ANBAR, no oeste do IRAQUE, considerada um reduto da insurgência árabe sunita. 

2 007      :      -    DOMINGO     20218183   -     2032201  84  110182/202.
GOIÁS e CORINTHIANS fazem uma partida com jeito de final, a partir das 16 horas, no Estádio SERRA DOURADA. Porém, ao contrário das habituais decisões, não há troféu em jogo. Esmeraldinos e alvinegros lutam pela sobrevivência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em caso de vitória, o TIMÃO dá grande passo para escapar da Série B, já que chegaria a 45 pontos e abriria quatro de vantagem para GOIÁS e PARANÁ, atualmente na 17ª e 18ª colocação, respectivamente. O time de CURITIBA já jogou nesta rodada e perdeu para o BOTAFOGO. “Só não podemos perder”, avisa o atacante FINAZZI, recusando a idéia de voltar para a zona da degola. Caso saia do SERRA DOURADA derrotado, o TIMÃO fica entre os rebaixados e vê o GOIÁS abrir dois pontos.
O calor, a grama alta e os 45 mil goianos no estádio são os principais rivais do CORINTHIANS nesta tarde. Para tentar recolocar o GOIÁS no caminho das vitórias, o técnico MÁRCIO ARAÚJO promoverá o retorno do atacante FABRÍCIO CARVALHO, afastado nas últimas rodadas por causa da má forma física.
Dentro da rotina, leio jornais e revistas e durante boa parte do dia estou trabalhando no computador. Passo mensagens para os presidentes dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (LAPA, GUARULHOS e SÃO MIGUEL PAULISTA) para uma reunião marcada com a Diretoria Executiva em 27 de novembro. O CONSELHO FISCAL acha que há irregularidades na formação dos núcleos e precisamos esclarecer essa situação.  Procuro também manter contato com o TENENTE-CORONEL GUEIROS acerca de uma solenidade marcada para dia 14 próximo, no 22º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO, em BARUERI. O MENDES não poderá nos levar até esse quartel, pois estará viajando para MINAS GERAIS, com o GRÃO MESTRE. Não sei de detalhes sobre esse evento, mas haverá um grande número de medalhas a serem entregues, conforme já ficou acertado entre o GUEIROS e o MENDES (Secretário da Comissão das Medalhas).
LUCINDA conta-me os problemas de saúde do MARCELINHO, nosso conhecido de muitos anos. Ele tem conversado com pessoas fantasmas; perambulando pelas ruas em trajes não adequados. Seus colegas, vendo que sua situação é preocupante, levaram-no até o Hospital de Base de GUARULHOS. Ali ficou internado durante dias. Ultimamente, ninguém o tem visto. Parece que vive recluso em sua casa.   

Restam apenas duas rodadas para o término do BRASILEIRO. Dois jogos em que a torcida corintiana ainda deve sofrer bastante. O empate por 1 a 1 com o GOIÁS, hoje, no SERRA DOURADA, manteve o time alvinegro fora da zona de rebaixamento e, apesar de o fantasma do descenso ainda rondar o PARQUE SÃO JORGE, o resultado até que foi bom. Uma desastrosa derrota só não ocorreu por causa da defesa do goleiro FELIPE em cobrança de pênalti de PAULO BAIER, no fim.
A permanência na Série A pode ser confirmada já na próxima rodada, no dia 25. Precisa vencer o VASCO e torcer por tropeço do PARANÁ, que tem 41 pontos e recebe o SANTOS, e do GOIÁS, que com 42 visita o ATLÉTICO – MG. Nada impossível. Se não conseguir, a partida contra o GRÊMIO, no OLÍMPICO, no dia 2 de dezembro, ganhará tom dramático.
Os torcedores corintianos estiveram em bom número no SERRA DOURADA e apoiaram o time, principalmente no segundo tempo. GOIÁS e CORINTHIANS entraram em campo em situação parecida, precisando da vitória para fugir do rebaixamento. O técnico NELSINHO BAPTISTA prometeu que o time paulista partiria para cima do adversário desde o início. Quem deu as cartas, entretanto, foram os donos da casa. E FELIPE começou a aparecer desde o início. PAULO BAIER abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Sem aproveitar as outras oportunidades criadas, o GOIÁS deu espaço para o CORINTHIANS crescer. FÁBIO FERREIRA empatou aos 35 minutos e, no segundo tempo, o time virou o dono do jogo. Mas errou mais uma vez e quase pôs tudo a perder. IRAN, sem noção nenhuma, levantou muito o pé ao tentar tirar a bola de sua área e acertou a cabeça de HARISON. Pênalti que PAULO BAIER bateu para defesa de FELIPE. O goleiro – outra vez ele – deixou o campo como herói.

Diante de um MARACANÃ lotado, com quebra de recorde de público do CAMPEONATO BRASILEIRO, o SANTOS fracassou: perdeu para o FLAMENGO por 1 a 0, hoje à noite, pela 36ª rodada. Apesar da derrota, o time da VILA BELMIRO permanece na segunda posição, com 59 pontos, um a mais que o rival. Já o rubro-negro subiu para o terceiro posto, ultrapassando o CRUZEIRO, e ficou mais próximo de garantir vaga na TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

O SÃO PAULO prometeu e cumpriu: com a vitória sobre o GRÊMIO, por 1 a 0, nesta noite, no MORUMBI, o pentacampeão deixou o rival mais distante da TAÇA LIBERTADORES. O gol foi marcado pelo goleiro ROGÉRIO CENI, de pênalti, aos 6 minutos do segundo tempo.
OUTROS RESULTADOS: FIGUEIRENSE 3 x VASCO 3; ATLÉTICO MINEIRO 4 x JUVENTUDE 1; ATLÉTICO PR 0 x SPORT 0.

Uma semana após a queda do LEARJET 35 que dizimou sua família dentro de casa, na CASA VERDE, zona norte, a adolescente CLÁUDIA FERNANDES, de 16 anos, falou pela primeira vez com a tia ROSA MARIA SIMÕES, de 43 anos, e fez um pedido: saborear o bolo recheado de chocolate que só a tia sabe fazer. Sedada na UTI do Hospital do Servidor Público Estadual com cerca de 30% do corpo queimado, CLÁUDIA ainda é poupada da dor de saber que é a única sobrevivente da tragédia que acabou com a sua família. Na casa, morreram seus pais, irmã, avó, cunhado e o sobrinho, o bebê LUAN, de 10 meses.  ROSA contou que a jovem – que tem paralisia cerebral parcial decorrente da hipóxia (falta de oxigenação no cérebro) – permaneceu muito tranqüila durante a conversa no leito. “Ela perguntou de LAÍS (que é sua melhor amiga, brincava com ela no momento do acidente e sofreu apenas ferimentos leves), da irmã e do LUAN. Não chegou a comentar dos pais. Ela ainda não sabe de nada, contou a tia.

Pelo menos 300 pessoas se reuniram hoje à tarde para dar apoio ao padre JÚLIO LANCELOTTI. No encontro, que lotou a Paróquia SÃO MIGUEL ARCANJO, na MÓOCA, o padre voltou a se defender da acusação de manter relações sexuais com jovens da FEBEM e informou que prestará depoimento à polícia amanhã. Entre os que acusam o padre, está o ex-interno ÂNDERSON MARCOS BATISTA, preso por extorquir dinheiro de LANCELOTTI.
Líderes de outras religiões também estiveram presentes e declararam acreditar na inocência do padre. Entre eles, estava o rabino HENRY SOBEL. Atuante na comunidade israelita, SOBEL é outra personalidade religiosa marcada por denúncias neste ano. No seu caso, a acusação foi de roubar gravatas luxuosas na FLÓRIDA (EUA). Embora imagens da loja impedissem o rabino de negar o crime, ele buscou justificá-lo dizendo que usava remédios fortes na ocasião.

Franzina, com problemas de saúde como asma, mas dona de uma técnica refinada, JUSTINE HENIN fecha a temporada de 2007 como FEDERER no masculino. Na final mais longa da história em três sets do torneio mundial feminino, conquistou o MASTERS DE MADRI ao bater na final a russa MARIA SHARAPOVA. Como ocorre no masculino com o tenista suíço, a belga também dominou o feminino em 2007 e conquistou hoje o 10º título do ano, entre eles dois de GRAND SLAM (ROLAND GARROS e USOPEN). Com o cheque de um milhão de dólares que embolsou na ESPANHA, passa a ser a tenista que mais prêmios acumulou numa temporada, com total de pouco mais de 5,3 milhões de dólares. Além disso, tem agora retrospecto de 21 vitórias contra apenas uma derrota contra jogadoras colocadas entre as dez primeiras do ranking da WTA. Com 25 anos, a tenista está no auge da carreira.

A morte de um torcedor da LAZIO perto da cidade de AREZZO provocou mais uma vez cenas de violência no futebol italiano. Três jogos acabaram sendo suspensos, um por decisão da Federação Italiana, INTERNAZIONALE x LAZIO, outro pela prefeitura da capital italiana, ROMA x CAGLIARI, e outro, ATALANTA x MILAN, por decisão do árbitro depois que alguns torcedores encapuzados tentaram invadir o campo do Estádio ATLETI AZZURRI, em BÉRGAMO.
A confusão teve origem em uma rodovia perto de AREZZO, na região da TOSCANA. Segundo a polícia, um agente tentou apartar uma briga entre pessoas não ligadas a torcidas, e um tiro disparado atingiu GABRIELE SANDRI, de 26 anos, radialista e torcedor-símbolo da LAZIO, que estava em um carro que se dirigia ao Estádio SAN SIRO, em MILÃO, onde jogariam a líder INTERNAZIONALE e a LÁZIO.   

As relações entre o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, e o governo espanhol ficaram ainda mais tensas hoje, quando o venezuelano insinuou que o fracassado golpe de Estado cometido em CARACAS, em 2002, teve a aprovação do rei JUAN CARLOS I. A acusação veio um dia depois de um inusitado bate-boca entre CHÁVEZ e o monarca espanhol, durante o encerramento da 17ª CÚPULA IBERO-AMERICANA, em SANTIAGO, no CHILE.
A reunião de cúpula que contou com os principais líderes latino-americanos, portugueses e espanhóis estava no fim quando CHÁVEZ começou a atacar duramente o ex-primeiro-ministro da ESPANHA, JOSÉ MARÍA AZNAR (1996-2004). O presidente venezuelano chamou AZNAR de “fascista” e o acusou de ter apoiado o golpe ocorrido na VENEZUELA, em 2002.
Se a 17ª Cúpula Ibero-americana não decidiu muita coisa em termos políticos, pelo menos rendeu boas frases e terminou em grande estilo com a polêmica que envolveu o explosivo presidente da VENEZUELA e o até então comedido rei da ESPANHA, JUAN CARLOS I.


11 DE NOVEMBRO DE 2008      :      -      TERÇA-FEIRA
Tendo assumido o compromisso de fazer uma palestra para as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) COMANDANTE GARCIA D´ÁVILA e não conhecendo a região onde se situa a escola saio de casa por volta das 8 horas. Em SANTANA, procuro o ponto do ônibus JARDIM VISTA ALEGRE, como me explicou o ROBERTO TOMAZZONI. Não é difícil encontrá-lo e o resultado é que chego no local uma hora antes. Isso é bom porque vou me familiarizar com a escola, com a ajuda do sub-diretor PEDRO PAULO PIODZIUS. Ele está atarefadíssimo porque precisa entregar as cinco latas mensais para as famílias das crianças que lá estudam; também está entregando o livro entregue hoje pela Prefeitura e também está empenhado com a pintura de uma quadra de esportes.
Somente por volta das 11 horas é que chegam os responsáveis pela entrega de uma bandeira nacional ao “COMANDANTE GARCIA D´ÁVILA”. Esse ato conta com a presença de mais de duzentas crianças, cuja idade fica na faixa dos 8 a 12 anos. Minha palestra é dedicada a esse nível, mas o que preparei para ser lido é até reduzido no ato, substituindo por perguntas diretas às crianças, procurando não ser enfadonho. JORGE, MAJOR PM Ref PÍCOLI e REZENDE estão presentes, bem como professores e pais de alunos. Fico sabendo que o HELIODORO não pôde comparecer porque passou mal de ontem para hoje. Os seus amigos irão visitá-lo, assim que saem da escola. Por volta das 12:30 horas, o JORGE me deixa no metrô SANTANA. Vou para a Sociedade.
GINO, CORONEL PM JAIRO, DAVID e ROMAGNOLI tinham acabado de sair do MMDC após a reunião do CONSELHO SUPERIOR. O GINO, mais tarde, conversa comigo sobre assuntos atinentes a essa reunião.
Um repórter do JORNAL DA TARDE, responsável pela página “CURIOCIDADES”, vem conversar comigo sobre a sede da Sociedade e quais são os veteranos mais idosos, nossos associados. Tomou nota do que lhe falei e amanhã virá um fotógrafo para colher imagens do MMDC. 
Também recebo um telefonema do CORONEL PM MENDES, que se encontra no GRANDE ORIENTE. Ele não poderá ir até JACAREÍ na sexta-feira. Proponho a ele que o GINO vá em sua companhia até BOTUCATU, no sábado, dia 15, pois naquele ato haverá entrega de medalhas. Irei a JACAREÍ na noite de 14, caso a pessoa interessada me arrume condução.
Quase na hora em que estou deixando o MMDC recebo um telefonema do MAJOR PM WLAUMER ROBSON GONÇALVES, atualmente ocupando o cargo de Chefe da Assistência Militar da Prefeitura. Ele conta que conversou com o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA e este lhe pediu para ajudar na reforma da sede da Sociedade. Promete nos fazer uma visita amanhã à tarde. Quer que eu lhe passe uma mensagem preliminar. A MARINEI irá preparar um ofício endereçado a ele, contando toda a situação do prédio e solicitando a reforma. Será no mesmo teor daquele que entregamos em 11 de junho último para a Chefe de Gabinete do Sub-prefeito AMAURI PASTORELLO, senhora MARIA LUIZ GOMES DA SILVA AZEVEDO, e que até agora nada foi feito (passaram-se exatamente cinco meses).
Já em casa, telefono para o GINO e lhe coloco a par do que aconteceu nesta tarde na Sociedade. Depois mantemos algumas trocas de mensagens.
Também mando uma mensagem para GRAZIELA, da TV CÂMARA DE JACAREÍ, solicitando que um veículo venha me buscar no dia 14, a fim de que possa comparecer na AVANT-PREMIÈRE do lançamento do vídeo “BRAVOS PAULISTAS”.

ASSEMBLÉIA DOS RATOS EM 11 DE NOVEMBRO DE 2008

              Prezados Cel. Ventura e Dr. Romagnoli.- Na reunião hoje realizada (dia 11) pelo Conselho Superior de nossa Sociedade, foi decidido recomendar à Diretoria Executiva o envio, amanhã mesmo,  de um oficio solicitando o restabelecimento de verba estadual. Esse ofício deveria ser feito pelo nosso secretário, devido à sua experiência em situações anteriores.- Tratando-se, porém, de assunto estritamente ligado à àrea jurídíca, e ainda tendo em vista que o Dr. Romagnoli estava presente á citada reunião, solicito  o obséquio de, em conjunto, os senhores redigirem o citado ofício, para envio urgente.- Isso porque, salvo melhor juizo, o retardamento de um ou dois dias,  em benefício de argumentação mais convincente, não trará prejuizo à obtenção da concessão desejada.- Estou dando conhecimento desta solicitação, via Internet, aos Cel. Paes de Lira e Dr. David.- Atenciosamente agradecido - Gino
ESTIMADO PRESIDENTE
          Não adianta nada encaminhar simplesmente um ofício solicitando verba para o Estado se não apresentarmos o projeto do que faremos com a verba solicitada. O projeto de 2001 foi entregue para o ROMAGNOLI para adaptação para 2009. Ele apresentou alguma coisa na reunião do Conselho Superior?
          Não temos condições de mandar a MARINEI fazer o projeto. É trabalhoso e nossa mão-de-obra é precária. Será que o DAVID ou o CORONEL JAIRO poderia nos ajudar? A Sociedade carece de pessoas que realmente ajudem. Deixar tudo para a MARINEI fazer é algo quase impossível. Teria de rascunhar as mais de dez páginas para que ela datilografasse.
É lógico que, se ninguém ajudar, vamos ter que fazer, mas é demorado. Por enquanto, o modelo está nas mãos do ROMAGNOLI.

     Prezado Coronel Ventura.- Fica difícil, para mim, comunicar com minhas palavras a sua opinião, aos Cel. Paes de Lira, Dr. David e Dr. Romagnoli. Assim, gostaria de sua autorização para encaminhar sua mensagem a esses Colaboradores.- Seria um meio direto e simples já que estamos todos interessados no bem da Sociedade.- Abraços - Gino

      Acredito que nossos presidentes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal ainda não aquilataram a grande dificuldade que a Diretoria Executiva tem para cumprir a rotina do dia-a-dia, sem pessoal humano que possa executar projetos e outros documentos mais complexos. A nossa funcionária faz o papel de tesoureira, de estafeta, enfim, tudo cai em cima dela e qualquer pessoa nessas condições não poderá executar tudo sem cometer alguns enganos. Estou com esse "projeto" na garganta; tenho um modelo, mas não tenho quem ajude. E o tempo vai passando e a Sociedade continua nessa letargia administrativa: associados devendo, a implantação de um meio de pagamento é a coisa mais difícil de se resolver, e a bola vai sempre passando para os outros. Precisamos criar o associado jurídico, isso já foi decidido, mas precisamos também do projeto para apresentação a quem vamos procurar. Esse também é o caso da Secretaria da Cultura. Sempre foi exigido o projeto. Precisamos adequá-lo. Mas precisamos de mão-de-obra para realizá-lo. Volto a citar mais uma vez a "ASSEMBLÉIA DOS RATOS" (quem vai colocar o guizo no gato???).
O meu pensamento é justamente no sentido de ajudar a resolver os problemas da Sociedade. Podem os nossos companheiros conhecer o que penso, pois não é segredo e acredito que idéias melhores poderão surgir. 

PREZADO MAJOR PM WLAUDER ROBSON GONÇALVES
Fundada em 7 de julho de 1954, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ocupa um próprio da Prefeitura desde julho de 1968. Sem ajuda governamental, luta com sérias dificuldades financeiras, preservando a memória do Movimento Constitucionalista de 1932. O prédio foi nos cedido em caráter provisório e não temos condições de efetuar uma reforma condigna. Consulto V.Sª se há condições de que essa reforma seja feita pela Prefeitura. Faço isso em nome da história da própria cidade de São Paulo, pois precisamos continuar com o nosso trabalho voluntário de transmitir os ideais de Direito que os heróis de 32 propuseram e conseguiram combater a Ditadura estabelecida em nosso país.
Fico no aguardo de uma resposta do amigo e a Sociedade está disposta a preparar a documentação necessária para o seu intento.

Guardas Civis Metropolitanos entraram hoje no buraco sob a passarela do ANHANGABAÚ onde vivem cerca de 20 crianças e adolescentes em um ambiente escuro e infestado de ratos. Os guardas colocaram os garotos para fora e os revistaram, mas não encontraram nada com eles. Mais tarde, todos voltaram para o buraco. O abrigo, dentro da passarela que passa sobre a Avenida 9 de Julho e o Terminal Bandeira, pegou fogo no dia 6 de novembro. A fumaça expulsou uma turma que vivia no local há cerca de três anos – a maioria menor de idade.

Um dia após bandidos explodirem uma delegacia em BOTUCATU, o secretário de Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, afirmou que começou a reforçar a segurança nas delegacias do Estado que ficam fechadas à noite. Para MARZAGÃO, a ação dos criminosos que explodiram a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes em BOTUCATU é um fato isolado. Hoje, o secretário e o delegado-geral da Policia Civil, MAURÍCIO FREIRE, foram a BOTUCATU visitar os destroços da delegacia. O imóvel foi totalmente demolido pela Defesa Civil. No final da tarde, ainda era feita a limpeza do local. Alguns ladrões teriam se machucado na ação. A caminhonete S-10 usada pelos bandidos há fuga havia sido roubada no dia anterior em LENÇÓIS PAULISTA. A polícia encontrou hoje um documento de identidade próximo ao local da explosão. O RG pertence a um morador de SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, que tem antecedentes criminais apenas por não pagar pensão alimentícia.  
Pela Internet, recebo uma mensagem de FRANCES DE AZEVEDO a respeito do 90º aniversário do término da PRIMEIRA GRANDE GUERRA:
11 de Novembro de 1918
Faz hoje 90 anos que acabou a primeira guerra mundial; a "Grande Guerra", o conflito, que durou quatro anos e provocou 8 milhões de mortos. A guerra, que teve início em Agosto de 1914, ocorreu entre a Tríplice Entente, integrando o Império Britânico, a França, o Império Russo (até 1917) e os Estados Unidos (a partir de 1917) e a derrotada Tríplice Aliança, composta pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano,  mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.
"LA LYS"
O glorioso sacrifício da participação portuguesa
A Batalha de La Lys, também conhecida como Batalha de Ypres 1918, marcou a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. O país perdeu 7 500 homens, entre mortos, feridos e desaparecidos, o que constituiu a maior catástrofe militar portuguesa depois da Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. As tropas do Corpo Expedicionário Português enfrentaram, nas trincheiras da Flandres, o inverno de 1917, considerado pelos historiadores o mais rigoroso de todo o séc. XX, devido às temperaturas anormalmente baixas.
"Soldado, lá na trincheira, se vires o porta-bandeira
tombar com ela no chão...
Levanta-a logo, soldado; um trapo verde-encarnado...
Tu tens a pátria na mão! "
(...)
( parte de um fado escrito a propósito )
A frente de combate distribuía-se numa extensa linha de 55 quilómetros, entre as localidades de Gravelle e de Armentières, guarnecida pelo 11° Corpo Britânico, com cerca de 84.000 homens, entre os quais se compreendia a 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), constituída por cerca de 20 000 homens, dos quais somente pouco mais de 15 000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa. Esta linha viu-se impotente para sustentar o embate de oito divisões do 6º Exército Alemão, com cerca de 55 000 homens comandados pelo general Ferdinand von Quast (1850-1934). Essa ofensiva alemã, montada por Erich Ludendorff, ficou conhecida como ofensiva "Georgette" e visava a tomada de Calais e Boulogne-sur-Mer. As tropas portuguesas, face à superioridade e melhor armamento dos seus oponentes, em apenas quatro horas de batalha, perderam cerca de 7.500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, ou seja mais de um terço dos efectivos, entre os quais 327 oficiais.
Fado das trincheiras
Autores: Félix Bernardes / João Bastos / António Melo
( imortalizado por Fernando Farinha )
O soldado da trincheira
Não passa de uma toupeira
Vive debaixo do chão,
Só pode ter a alegria
D’ espreitar a luz do dia
Pela boca d’um canhão.
Mas, quando chegar a hora
D’arrancar por ali fora
Ao som da marcha de guerra,
Os olhos são duas brasas
E a toupeira ganha asas
Como as águias lá da serra.
Rastejamos como sapos
Com as fardas em farrapos
Pela terra de ninguém,
Mas cá dentro o pensamento
Corre mais veloz que o vento
Voando p’ra nossa mãe.
E se eu morrer na batalha
Só quero ter por mortalha
A Bandeira Nacional,
E na campa de um soldado
Eu quero um nome gravado;
O nome de Portugal.

Um efetivo extra de 70 bombeiros chegou hoje a LENÇÓIS, 409 quilômetros a oeste de SALVADOR, para ajudar no combate aos incêndios que já consumiram, desde junho, cerca de 50% da mata do Parque Nacional da CHAPADA DIAMANTINA -75 mil hectares. Eles vão se juntar aos 400 homens envolvidos na operação, dos quais 350 são brigadistas civis voluntários.

Os dois principais governadores do PSDB que disputam vaga para concorrer à Presidência da República em 2010 lançaram hoje pacotes de ajuda ao setor produtivo para enfrentar os efeitos da crise internacional. Em SÃO PAULO, JOSÉ SERRA anunciou uma linha de crédito de 4 bilhões de reais para os bancos das montadoras financiarem a compra de veículos.
Pouco depois, AÉCIO NEVES disponibilizava, em MINAS GERAIS, 470 milhões de reais para empréstimo às empresas, além de medidas tributárias como ampliação do prazo para recolhimento de impostos.

O secretário da Saúde de São Paulo, LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA, determinou o afastamento preventivo do cardiologista LEOPOLDO SOARES PIEGAS da direção técnica do departamento de saúde do Instituto DANTE PAZZANESE. “Considerando as notícias veiculadas na imprensa, que assinalam supostas irregularidades no Instituto DANTE PAZZANESE de Cardiologia, apontando para um eventual envolvimento da direção da unidade, determino, no uso de minhas atribuições, o afastamento preventivo.” Assim BARRADAS fez publicar no DIÁRIO OFICIAL o despacho de número 8886/08. PIEGAS é o primeiro diretor de um grande hospital público de São Paulo afastado por causa das investigações da OPERAÇÃO PARASITAS. Deflagrada em 30 de outubro pela Polícia Civil de São Paulo, a operação apura fraudes em centenas de licitações para a compra de remédios e material em 21 hospitais públicos de São Paulo e em 29 prefeituras de quatro Estados.     

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu anotações de pagamentos a vários candidatos a prefeito e políticos na sede da HOME CARE, em GUARULHOS, além de minutas de editais de licitações para prefeituras sob a mira da máfia dos parasitas. Entre as prefeituras supostamente envolvidas no esquema fraudulento investigado pela Unidade de Inteligência da Polícia Judiciária da Capital estaria a de SÃO CARLOS, no interior paulista. Na casa de LEDA BATISTELA FERREIRA PEREIRA, ex-mulher de RENATO PEREIRA JÚNIOR, sócio da HOME CARE, os investigadores apreenderam títulos de propriedade de offshores que, segundo o relatório, são usadas pelo grupo para dissimular a propriedade das empresas dos envolvidos no suposto esquema. Também teria ficado “bem estabelecida” a relação de “laranjas” nas sociedades, como no caso do motorista MAURÍCIO DO NASCIMENTO SILVA – ele consta como procurador da VELOX OVERSEAS S/A, com sede no PARANÁ. O material apreendido durante a OPERAÇÃO PARASITAS – missão estadual deflagrada em 30 de outubro para apurar suspeita de fraude em licitações – confirmou que o grupo realiza aproximação com agentes públicos e oferece vantagens para “representantes do Executivo e do Legislativo”. Também daria contribuição a candidatos a cargos políticos, “sobretudo com doações, uso de helicópteros para os deslocamentos, etc”.

Sete dias depois de eleito presidente dos EUA, BARACK OBAMA disse hoje ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que pretende aprofundar a cooperação bilateral na área de biocombustível. Mas manteve especial cuidado para não dar abertura do mercado americano ao etanol brasileiro, uma das pendências da relação entre os dois países.
Em conversa de 15 minutos por telefone, OBAMA faz elogios à política econômica do governo brasileiro, bem como aos programas sociais e ao papel de liderança alcançado pelo País nos fóruns internacionais. Mas obteve uma resposta mais pragmática de LULA.
O brasileiro aproveitou a conversa para tocar em temas mais pesados da agenda externa de BRASÍLIA, que serão decididos somente a partir de uma posição favorável de WASHINGTON. Defendeu, por exemplo, a conclusão da Rodada DOHA da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, dois temas sobre os quais OBAMA não lançou nenhuma declaração positiva durante sua campanha eleitoral.

A EUROPA parou hoje para lembrar os 90 anos do fim daquela que deveria ter sido a última grande guerra no continente. EM DOUAUMONT, na região de LORENA (norte da FRANÇA), autoridades francesas, britânicas, russas, americanas, alemãs, italianas e austríacas participaram de uma cerimônia para lembrar os 1,4 milhão de soldados mortos na 1ª Guerra.
Além do presidente francês, NICOLAS SARKOZY, participaram da homenagem o príncipe CHARLES, da GRÃ-BRETANHA, e políticos dos demais países da ENTENTE e da ALIANÇA. A cerimônia ocorreu na região em que, em 1916, por 300 dias e 300 noites, desenrolou-se a BATALHA DE VERDUN, na qual 300 mil morreram.
Ao convidar seus ex-inimigos, o governo francês tentou reforçar o tom pacifista da homenagem, no semestre em que o país exerce a presidência rotativa da UNIÃO EUROPÉIA. “É sobre o sangue derramado pelos soldados que foi construído o grande sonho da fraternidade, da paz, da compreensão, do grande sonho chamado EUROPA”, discursou SARKOZY.
Apenas quatro sobreviventes do conflito – três britânicos e um americano – presenciaram o 90º aniversário do fim da 1ª Guerra. Em LONDRES, três veteranos –HENRY ALLINGHAM, de 112 anos; HARRY PATCH, de 110 e BILL STONE, de 108 – participaram da homenagem no Parlamento britânico. “Foi há 90 anos, mas eu não consigo esquecer”, disse PATCH, em entrevista ao jornal THE GUARDIAN.    

Uma seqüência de três atentados coordenados deixou hoje 28 mortos e 68 feridos em BAGDÁ. Os ataques foram os mais graves desde junho. No primeiro ataque, um carro-bomba explodiu numa rua movimentada da capital. Em seguida, um suicida detonou uma bomba perto da equipe de resgate. Uma terceira bomba explodiu numa estrada.

Uma adolescente britânica conseguiu o direito de não realizar um transplante de coração, que poderia salvar-lhe a vida, depois que autoridades de saúde desistiram de entrar com ações legais para obrigá-la a submeter-se à cirurgia. HANNAH JONES, de 13 anos, sofre de uma doença terminal e conseguiu convencer os médicos do BIRMINGHAM CHILDREN´S HOSPITAL a não ser obrigada pela lei a realizar o transplante. Poderá, assim, passar o resto de seu tempo de vida – estimado em seis meses –com a família. Os pais respeitaram a decisão. 

11 DE NOVEMBRO DE 2009    :         -     QUARTA-FEIRA
Falece o nosso associado número 10065, RENATO DE TOLEDO GUIMARÃES VAZ. Entrou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 18 de outubro de 2005. Nasceu em 31 de dezembro de 1961.
A energia elétrica é restabelecida somente às 3:50 horas. Mando para o meu blog as anotações do dia 11 de novembro. O CORONEL PM RICARDO JACOB entre em contato virtual comigo:

Ricardo JacobBom dia CMT. Já acordado a esta hora? Um abraço.
05:09 (5 horas atrás)
Responder |Ricardo Jacob para mim
mostrar detalhes 05:21 (5 horas atrás)
CMT
Veja no meu Blog (http://ricardojacob.org) que o blecaute foi em 9 Estados mais DF, além de problemas em mais 6.
A coisa ficou feia.
Um abraço.
From: Mario Ventura
To: Ricardo Jacob
Sent: Wednesday, November 11, 2009 5:17 AM
Subject: Re: 11 DE NOVEMBRO
ESTIMADO RICARDO
Acontece que houve um apagão em GUARULHOS das 21 horas de ontem até às 4 horas da madrugada de hoje. Como já estava de saco cheio de ficar deitado e com obrigações para com os amigos, achei de passar o dia 11 para vocês. Tem um ponto muito interessante nesse dia: a lei que GETÚLIO VARGAS instituiu "rasgando" a Carta Magna de 1891.
Ontem, o nosso deputado esteve no palanque da ROTA, fez uma belíssima mensagem de incentivo à tropa, mordida pelos assassinatos de um sargento e de um tenente (em ocorrências diferentes). Ele me disse que está para ser assinado o Decreto criando o DIA DO ALVARENGA. Me informe quando for publicado.
2009/11/11 Ricardo Jacob
Bom dia CMT.
Já acordado a esta hora?
Um abraço.
From: Mario Ventura
To: undisclosed-recipients:
Sent: Wednesday, November 11, 2009 5:07 AM
Subject: 11 DE NOVEMBRO
CAROS AMIGOS
1918 - TÉRMINO DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA
1930 - LEI DE ORGANIZAÇÃO DO GOVERNO PROVISÓRIO DE GETÚLIO VARGAS (SUBSTITUÍA A CONSTITUIÇÃO DE 1891)
1970 - ENTERRO DO PM GARIBALDI QUEIROZ ASSASSINADO POR TERRORISTAS
CORONEL PM VENTURA

Recebo de HÉLCIO DALLARI a seguinte mensagem: 
Estimado Coronel Mario Ventura,
Gostaria de compartilhar com os amigos da Sociedade Veteranos de 32 a homenagem que foi prestada à minhã mãe pelo JORNAL FOLHA DE S. PAULO, de hoje.
São Paulo, terça-feira, 10 de novembro de 2009
GRACINDA AMÉLIA CORDEIRO DE ABREU DALLARI (1926-2009)
A especialidade da artista plástica era pintar retratos
ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL
O pincel de Gracinda de Abreu Dallari enchia as telas com flores, barcos e paisagens. Mas havia uma coisa em especial que ela adorava pintar. "Retratos", conta o marido, o médico aposentado Hélcio, enquanto observa na sala de casa uma imagem da filha, em quadro feito pela mulher.
O próprio Hélcio ganhou o seu quando jovem. Graci Dallari, como assinava as obras, brincava, mostrando o retrato dele: "Esse era meu marido quando ainda tinha cabelo".
Até na faculdade de direito da USP há uma obra sua: ela pintou o professor Dalmo Dallari, seu cunhado, para a galeria de diretores da instituição. Mario Covas, que foi chefe de seu filho, também foi presenteado com um retrato.
O gosto pelo desenho vinha de pequena. Portuguesa, ela chegou ao Brasil aos dois anos -o pai, operário, logo arrumou serviço na Brahma.
No início dos anos 60, sua irmã conheceu um rapaz num baile, dançou com ele, mas decidiu apresentá-lo à irmã artista. Foi o início do relacionamento entre Graci e Hélcio, que se casaram em 1962.
Na pintura, ela começou já casada e com filhos. No colégio da filha havia um curso para mães, e ela decidiu fazê-lo. Estudou com o pintor Durval Pereira e, até o ano passado, Graci ainda dava aulas. Ao mexer com as tintas, diz o marido, ela "se esquecia da vida".
Em casa, Hélcio tem hoje uma galeria, que planeja preservar. Gracinda morreu quarta, aos 82, de câncer de intestino. Deixa dois filhos e uma neta de dez anos.
A missa de sétimo dia será amanhã, às 19h30, na paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, em SP.
coluna.obituario@uol.com.br
Um forte abraço aos meus estimados amigos da Sociedade Veteranos de 32.
Hélcio de Abreu Dallari Jr.

Durante minha viagem para a cidade de São Paulo, nesta manhã, ouço das pessoas, no ônibus e no metrô, as mais complicadas histórias sobre o APAGÃO: queima de aparelhos eletrônicos, passageiros do metrô que ficaram presos dentro dos trens, outras pessoas ficaram horas aprisionadas em elevadores, etc, etc.
Hoje na Sociedade não tenho notícias do Cerimonial do Tribunal de Justiça. Estou ansioso por ver definida a data da reinauguração da sede, a fim de tomar outras providências. O CARBAIA procura-me, no período da tarde, para se queixar de problemas financeiros em sua instituição, o MMDS, neste final de ano. Quer conselhos meus para tentar resolver essa situação. Associados usaram de parcelas de dinheiro, a título de empréstimo e não pagaram.
Converso, por telefone, com o TENENTE-CORONEL PM MÁRCIO, Cmt do 6º BPMM, a respeito de WILSON RUSSI SCHILIVE (PM que em 13 de agosto de 2004 teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele foi acusado, na época, de ter torturado cinco jovens em fevereiro daquele ano, em companhia dos PMs ADEMILSON RAMOS, SANDRO DA SILVA SERRA e ADEMILSON VIANA. Isso consta de minhas memórias em 14 de agosto de 2004 e foi lido por duas moças do PARANÁ, GINA e ROSE, que afiançam que SCHILIVE se encontra no PARANÁ. Peço para o TENENTE-CORONEL PM MÁRCIO verificar o que consta no batalhão a respeito desse caso.

Por volta das 18 horas, embarco no metrô SÉ e vou descer na estação ANA ROSA. Pela Rua BORGES LAGÔA faço uma caminhada até a igreja SÃO FRANCISCO DE ASSIS, 1209. Chego bem cedo, no mesmo momento que também estão descendo de um táxi o GINO STRUFFALDI e dona DINORÁH. Vamos assistir à missa de sétimo dia por intenção da alma da genitora do HÉLCIO DALLARI, dona GRACINDA AMÉLIA CORDEIRO DE ABREU DALLARI. Familiares de dona GRACINDA encontram-se presentes nessa igreja, como é o caso de DALMO DALLARI, conhecido escritor.
Após o ato solene religioso vamos cumprimentar o nosso associado, que está comovido e ainda chocado com a perda do ente querido.
GINO e dona DINORAH chamam um táxi e me deixam na estação SANTA CRUZ. Vou chegar em casa depois das 22 horas.   

Nesta quarta-feira o Estado de São Paulo ganhou mais 111 novos procuradores de justiça. A cerimônia de posse foi realizada pela Procuradoria Geral de Justiça e pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, no Auditório SIMÓN BOLIVAR, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, zona oeste da cidade. Com capacidade para 870 pessoas, o auditório estava lotado de autoridades, familiares e amigos dos empossados, entre eles o deputado estadual pelo PSDB FERNANDO CAPEZ, o ex-governador do Rotary Club de São Paulo, ARI SÉRGIO DEL FIOL MÓDOLO e o presidente do Rotary Club de São Paulo – LIBERDADE, RUY CID MARTINS VIANNA, personalidades que prestam grandes serviços à comunidade.

O PALMEIRAS escapou da derrota com reação no segundo tempo e empatou em 2 a 2 com o SPORT, rebaixado hoje, no PALESTRA ITÁLIA, mas foi impossível esconder a decepção. Contra o pior time do BRASILEIRO, a equipe de MURICY RAMALHO esteve confusa, inofensiva, inconsistente. E, ao contrário do jogo com o FLUMINENSE, não teve motivos para reclamar da arbitragem. Quem saiu chiando foi a equipe pernambucana.

Para o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil JOSÉ ROBERTO BATOCHIO, a liberdade de imprensa é um conceito absoluto. Advogado criminalista e ex-deputado pelo PDT de São Paulo, BATOCHIO defende a tese de que a responsabilização por eventuais abusos na mídia deve ser a posteriori – a exemplo da jurisprudência americana sobre o assunto. Em sua avaliação, é exatamente o contrário do que ocorre com o ESTADO desde 31 de julho, submetido a censura prévia por determinação do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, concluiu em decisão tomada hoje que a imprensa tem o direito de criticar, ainda mais figuras públicas. Ele anulou uma condenação a pagamento de indenização que tinha sido imposta ao jornalista JUCA KFOURI por ter criticado o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), RICARDO TEIXEIRA, em texto publicado no jornal LANCE em 1999.
O governo federal acredita que a concentração de “descargas atmosféricas, vento e chuvas muito fortes” na região de ITABERÁ, no interior de SÃO PAULO, causou o apagão que deixou às escuras por quatro horas mais da metade do País, na noite de ontem. Ao todo 18 Estados e 70 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Segundo o ministro de Minas e Energia, ÉDISON LOBÃO, o mau tempo teria provocado um curto-circuito que levou à queda na transmissão de energia da Hidrelétrica de ITAIPU. Num efeito dominó, a pane desligou pelo menos 15 linhas de transmissão, segundo estimativas do OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. 

Integrantes da gangue da marcha a ré usaram uma picape MONTANA para derrubar a porta de grade de uma loja de roupas a Rua SERRA DE JURÉA, na VILA GOMES CARDIM, região do TATUAPÉ, zona leste de SÃO PAULO. O crime ocorreu às 2:40 horas, pouco depois do fornecimento de luz ser normalizado no bairro. Oito acusados foram presos 50 minutos depois, em um estacionamento na Rua DONA ANA NÉRI, na MÓOCA, também na zona leste, onde a quadrilha faria a divisão dos produtos roubados. A Polícia Militar apreendeu várias peças de roupas e uma TV LCD.

MARCO WILLIANS CAMACHO, o MARCOLA, suspeito de chefiar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que age dentro e fora dos presídios no Estado, foi condenado a 29 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato do juiz-corregedor ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS, ocorrido em março de 2003.
O julgamento começou às 14:15 horas depois do sorteio dos sete jurados, no FÓRUM DA BARRA FUNDA. A sessão terminou por volta das 23:45 horas. A expectativa do Ministério Público era de que o réu pegasse a pena máxima pelo crime, de 30 anos. MARCOLA, que cumpre mais de 40 anos de prisão na Penitenciária de Segurança Máxima de PRESIDENTE VENCESLAU, por diversos roubos, não participou do julgamento na capital.
Em 14 de março de 2003, o juiz deixava o fórum de PRESIDENTE PRUDENTE quando sofreu uma emboscada e foi morto a tiros. De acordo com informações do MP, a ordem de execução foi dada por CARAMBOLA e MARCOLA por causa da rigidez do juiz na concessão de benefícios a presos nas cadeias do Estado.  

2 010:            -          QUINTA-FEIRA
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica hoje em sua página 13: “SEGURANÇA É PASTA DISPUTADA NO NOVO GOVERNO ALCKMIN” – uma reportagem de TAHIANE STOCHERO. Titular hoje, ANTÔNIO FERREIRA PINTO reprimiu ação do crime organizado e exigiu punições à corrupção e aos delitos cometidos por PMs e policiais civis. Estratégica, área é cobiçada por afetar diretamente a população.
Nem os índices criminais no verde e o menor nível da taxa de homicídios garantem a permanência do Secretario de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, no cargo. Algumas lideranças políticas e representantes das polícias trabalham para que o novo governador GERALDO ALCKMIN troque o titular. A pasta é estratégica para ALCKMIN, que enfrentou rebeliões nos presídios e ataques da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) durante seu mandato, de 2001 a 2006. Conhecido por ter “colocado ordem na casa”, designando o que compete a cada polícia e dissolvendo brigas antigas entre as duas corporações, FERREIRA “manteve sob controle o crime organizado e bateu de frente contra a corrupção, tanto na Civil quanto na PM”, diz o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, JOSÉ VICENTE FILHO. Com perfil forte e profundo conhecedor do “sistema”, pois atuou à frente da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) por duas gestões, FERREIRA colocou sob seu domínio direto a Corregedoria da Polícia Civil, que hoje investiga mais de 800 delegados (quase 24% do total), e as Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA), tropa de elite da PM, onde serviu na década de 1970 e que empregou no combate ao PCC. Muitos subordinados não gostaram de suas decisões, mas ele não mudou a política. Capitão reformado e procurador da Justiça, FERREIRA PINTO causou inimizades na Polícia Civil ao cantar o hino da PM em eventos. Mas também não agradou a PM ao impedir que soldados continuassem a fazer o termo circunstanciado (TC), espécie de boletim de ocorrência para pequenos crimes, e ao determinar que os militares assumissem as escoltas de presos, liberando assim os policiais civis para investigações. Entre os nomes citados para o cargo, analistas mencionam a volta do titular da Segurança no primeiro governo ALCKMIN, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO; o adjunto de SAULO na época, o promotor MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA; e o deputado estadual e promotor de Justiça FERNANDO CAPEZ. “O FERREIRA fez uma boa gestão, mas o cargo é de sacrifício e acho que ele não deve continuar”, diz o desembargador NELSON CALANDRA, candidato à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros. JOSÉ VICENTE defende que a pasta não seja ocupada por um político. “Quem assumir deve manter a repressão forte ao crime, dentro e fora das polícias”. COMANDO DAS POLICIAS TAMBÉM PODE MUDAR: Se continuar à frente da Segurança Pública do Estado, o Secretário ANTÔNIO FERREIRA PINTO deve manter nos cargos o Comandante da Polícia Militar e o Delegado-Geral do Estado. Na PM, há ao menos quatro candidatos para a sucessão do atual Comandante, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Na Polícia Civil, pelo menos três nomes são cotados para substituir DOMINGOS PAULO NETO, atual Delegado-Geral.   

Chefia da Segurança é impasse para Alckmin. Aliados defendem que governador eleito afaste atual secretário, cuja gestão é elogiada por combate à corrupção. Se tirar nome da pasta, tucano correrá risco de parecer conivente com policiais que foram investigados por Pinto
MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO  para FOLHA em 11/11/2010
O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está diante de um impasse na segurança. Deputados e policiais que apoiam o tucano querem afastar o secretário da pasta, Antonio Ferreira Pinto, cuja gestão é elogiada pelos resultados positivos. A taxa de homicídios é a menor da história do Estado, crimes como roubo e furto estão em queda e o combate à corrupção policial se tornou uma das marcas do secretário. Se tirá-lo, o governador corre o risco de parecer conivente com a banda da polícia suspeita de corrupção. Foi na gestão de Ferreira Pinto que a Corregedoria da Polícia Civil, que investiga desvios praticados por policiais, passou a fazer parte do gabinete do secretário, com uma autonomia inédita. O resultado foi que cerca de 900 delegados estão sob investigação por crimes tão graves como o desvio de cerca de R$ 30 milhões do Detran (Departamento de Trânsito) e propinas acima de US$ 1 milhão pagas a policiais por um traficante colombiano, Juan Carlos Ramírez Abadía. A investigação dos 900 delegados e o caso da propina foram revelados pela Folha. Ninguém fala abertamente contra Ferreira Pinto, mas a Folha apurou que o deputado federal Mendes Thame (PSDB) e o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), estão entre os que fazem pressão por um novo ocupante do cargo. O deputado Fernando Capez, também tucano, já disse a empresários que ele seria o futuro secretário de Segurança. Procurado pela Folha, Capez diz que não comenta questões sobre a secretaria. Marco Antonio Desgualdo, delegado que é próximo de Alckmin a ponto de suas mulheres serem amigas, também está entre os que querem outro nome na pasta. São aliados de Desgualdo nessa empreitada o delegado Ivaney Cayres de Souza e Everardo Tanganelli Junior. Ambos são desafetos do secretário porque ele tirou-o de cargos cobiçados, como o Detran e o Denarc (Departamento de Narcóticos). Eles fazem lobby para o deputado Dimas Ramalho e o advogado Marcelo Martins de Oliveira, que foi adjunto na secretaria na gestão de Saulo de Castro. Por causa de seu estilo polêmico, Saulo deve assessorar Alckmin, sem o cargo de secretário. O nome do ex-deputado Régis de Oliveira também aparece na bolsa de apostas. Os policiais querem tirar Ferreira Pinto para mudar a Corregedoria da Polícia Civil. Já os deputados querem voltar a nomear delegados para cargos que consideram estratégicos e indicar as cidades onde a polícia deve abrir novas delegacias. Ferreira Pinto repete que foi esse tipo de política paroquial que levou Pirassununga, com 70 mil habitantes, a ter seis distritos enquanto o bairro Pimentas, na zona leste de São Paulo, tem um distrito para 200 mil habitantes. Outro motivo de atrito é a avaliação do secretário de que o Detran deveria ser excluído da Polícia Civil por dois motivos: 1) não há nada de policial na atividade; 2) o poder da polícia num órgão desse é fonte de corrupção.

Por Patrícia Cançado, Marili Ribeiro, estadao.com.br, Atualizado: 11/11/2010 1:16
Socorro ameaça império de Silvio Santos: - O Grupo Silvio Santos pode vender o controle do Banco Panamericano para honrar arte do empréstimo de R$ 2,5 bilhões concedido à holding do apresentador pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A instituição ainda não foi colocada à venda oficialmente, segundo fontes próximas à companhia. Mas essa pode ser a primeira - e a mais rápida - solução para começar a arrecadar o dinheiro. Silvio Santos deu como garantia do empréstimo todas as 44 empresas da holding. O banco, na visão do grupo, é um bom negócio. Seu problema era contábil. Com a capitalização anunciada ontem, voltaria a atrair compradores. Silvio Santos estaria disposto a se desfazer do Panamericano, segundo o Estado apurou. Desde que o Banco Central apurou a fraude contábil, há cinco semanas, o empresário tem adotado uma postura bastante pragmática. Todas as opções de venda de patrimônio serão analisadas. Quando uma participação minoritária foi vendida para a Caixa, há um ano, o Panamericano foi avaliado em cerca de R$ 2 bilhões. A venda do banco provocaria um forte impacto em todo o grupo, pois é, de longe, o negócio mais importante e rentável. No início de 2008, um executivo de um banco americano procurou Silvio Santos para fazer uma oferta pelo Panamericano. Foi recebido na casa do apresentador. Silvio não quis vender e teria dito algo como: 'Trabalho todos os dias na televisão. Chego de manhã e saio tarde da noite. No fim do ano, a TV me rende, no máximo, R$ 40 milhões. Quanto ao banco, nunca fui lá. Mas todo ano me dá até R$ 120 milhões. Não quero vender. E posso correr risco de até uns R$ 2 bilhões no banco'. Na mesma conversa, o banqueiro perguntou por que não vendia um pedaço do SBT para a Televisa. Silvio disse que havia tentado, mas não havia encontrado interessados. No ano passado, o grupo teve uma receita de R$ 4,7 bilhões e um prejuízo de R$ 8 milhões. O SBT é a divisão mais conhecida, mas não é mais importante. Em 2009, seu faturamento foi de R$ 734,7 milhões e o lucro, de R$ 44 milhões. Neste ano, a previsão do mercado é que ela feche no vermelho. O grupo tem ainda outros vários negócios, como a empresa de cosméticos Jequiti, a Sisan, de empreendimentos imobiliários e a rede de varejo Lojas do Baú Crediário - em 2009, após 50 anos de operação, o Carnê do Baú foi encerrado e os serviços migraram para o varejo. Problema familiar. A pessoas próximas, Silvio Santos tem dito que está angustiado e que quer resolver a questão da dívida rapidamente. O apresentador disse a essas fontes que estuda soluções como venda de participação no SBT. A liquidação do banco foi cogitada no mercado. Mas Silvio Santos preferiu garantir o empréstimo na pessoa física a ver sua imagem manchada pelo episódio. Aos 79 anos e uma das figuras mais populares do País, Silvio Santos não ficou confortável em ter de ir para Brasília passar o pires. Além do rombo, teve de lidar também com um problema familiar. O Panamericano era comandado por um primo da sua mulher, Rafael Palladino, que está no banco desde a sua criação e tem sido apontado como um dos responsáveis pela fraude. Formado em Educação Física, Palladino já trabalhou como personal trainer, foi professor na Universidade de São Paulo (USP) por 12 anos, gerenciou academias de ginástica e montou uma rede de postos de gasolina. Segundo entrevista dada ao portal da Catho há seis anos, ele foi convidado em 1990 por Silvio Santos para fazer uma assessoria na área imobiliária e acabou contratado como prestador de serviços de uma de suas empresas. Um ano depois, passou a atuar na área financeira do grupo, sendo responsável pelo Banco Financeiro, que passou a se chamar Panamericano. Procurado pelo Estado, Palladino disse que está 'tranquilo' e que 'vai ter gente para apurar o que houve' (leia entrevista ao lado). Colocar familiares e parentes nas empresas do grupo era mais uma das idiossincrasias do empresário. Isso sempre contribuiu para a construção da figura mítica de Silvio Santos. Mas o que era só uma peculiaridade do apresentador agora pode ter efeitos desastrosos.
ENTREVISTA: 'Integridade é o meu máximo' . Rafael Palladino, EX-PRESIDENTE DO BANCO PANAMERICANO - Primo da mulher de Silvio Santos, Rafael Palladino foi demitido após a descoberta do rombo de R$ 2,5 bilhões no Panamericano. Ontem, ele conversou com o Estado por telefone:
O sr é apontado como um dos responsáveis pela fraude. O que o senhor tem a dizer sobre isso? - Eu tenho 20 anos de banco, integridade moral sempre foi o meu máximo. Eu estou super tranquilo. Ontem (terça-feira), quando começaram a sair notas na internet sobre o assunto, minha filha veio me perguntar: papai, que fraude você fez? - E o que o sr. respondeu? -Você não me conhece. Infelizmente não... Mas ela me conhece. - O que houve, então, no banco? - Não posso falar. Estou acabado. Vai ter gente para apurar. - O sr é primo de Íris Abravanel? - Família não tem nada a ver com negócios. - No mercado, dizem que o senhor não tinha a sofisticação que o mercado financeiro exige. - Se você acha que é isso, então escreve. Estou em período de silêncio, não poderia falar com você, mas anote o meu e-mail. Você vai me perguntar por que o e-mail é do Panamericano. Mas eu combinei de ficar com esse e-mail pelo menos dois meses. Senão eu perco contato com o mundo.
Minha idéia era visitar o veterano JOÃO MOURÃO PIERROTTI no Hospital Geral do Estado, onde está internado a quase dois meses. Consta que ele sofre agora um novo mal, uma pneumonia. Mas não sou feliz no meu intento. Estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pronto para sair para almoçar quando recebo um telefonema aflito do JOSÉ FARIA, nosso associado. Diz ele que sua sobrinha, a PM ANDRÉIA, está tendo um caso muito grave no quartel do 4º BPChq, onde trabalha. Conta, muito nervoso, que ela está sendo acusada de furto, pois acharam um envelope com dinheiro embaixo do seu computador. Antes, tinha passado por uma revista de armário. Quer que eu o acompanhe até o quartel. Prefiro conversar com o Comandante do Batalhão, TENENTE-CORONEL FLÁVIO JARI DEPIERI. Não é fácil conseguir uma ligação telefônica com o 4º BPChq. A MARINEI ligou mais de dez vezes até conseguir o contato. O DEPIERI explica-me que houve furto de uma certa quantidade em dinheiro e procedeu-se a uma revista geral nos pertences dos PMs que trabalham no quartel. Acharam um envelope com a quantidade de dinheiro furtada escondido embaixo do computador em que ANDRÉIA trabalha. Ela está sendo autuada em flagrante. O JOSE FARIA não retorna para saber de detalhes. Ele e sua esposa preferem ir até o local. O CAPITÃO PM ANÍSIO vem conversar comigo sobre a solenidade de amanhã na ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS. Mantenho um contato com o CORONEL PM MENDES e fica combinado a nossa ida até PIRITUBA por volta das 8:30 horas. O PEDRO PAULO PENNA TRINDADE também passa nesta tarde pela Sociedade. Ele conversa comigo sobre um evento que está sendo programado no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo para o dia 24 de novembro. Acontece que nesse dia está marcada a reunião da COFAM e dos aniversariantes do mês. Pretende-se alterar o horário da solenidade no IHGSP para 17 horas.
Por volta das 18 horas estou chegando em casa. A doutora NELLY CANDEIAS quer conversar comigo por telefone. Trata-se de um evento que ela está idealizando para 25 de janeiro de 2011. Quer que eu a ajude nos contatos com as Forças Armadas, como já fizemos no evento anterior.    

Uma pessoa morreu hoje à tarde em um incêndio que atingiu um imóvel na Rua GENERAL JULIO MARCONDES SALGADO, no centro de SÃO PAULO, por volta das 13 horas. O corpo, não identificado, foi encontrado durante a operação rescaldo, após duas horas do início do fogo. Oito equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam na ação.
Foi dado início, no cemitério VILA FORMOSA, zona leste, aos trabalhos de busca dos restos mortais de dez desaparecidos políticos, entre eles os de VIRGÍLIO GOMES DA SILVA, o JONAS. A família descobriu documentos que apontavam para a localização do corpo. Participam da busca o Ministério Público Federal, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e o Instituto Médico Legal.

Nada de ENEM, caderno de resposta com questões trocadas e risco de anulação da prova. O comediante e deputado federal eleito TIRIRICA passou, hoje, por um teste feito pela Justiça Eleitoral e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, conseguiu comprovar que sabe ler e escrever e pode ser diplomado como parlamentar em dezembro. O teste de alfabetização ao artista que atuou na “ESCOLINHA DO BARULHO” da TV RECORD, foi aplicado pelo juiz da 1ª Zona eleitoral de SÃO PAULO, ALOÍSIO SÉRGIO REZENDE SILVEIRA. A medida foi tomada antes do magistrado julgar se TIRIRICA cometeu crime de falsidade ideológica ao se declarar alfabetizado. A denúncia contra FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA SILVA, nome de batismo de TIRIRICA, foi apresentada pelo promotor MAURÍCIO LOPES, argumentando que o deputado não sabe ler e escrever. A audiência no Centro de São Paulo foi fechada, mas o desembargador WÁLTER DE ALMEIDA GUILHERME, presidente do TER, disse que TIRIRICA foi aprovado. O deputado eleito se recusou a passar por perícia grafotécnica para avaliar se o texto em que diz ser alfabetizado foi escrito por ele mesmo. Diante da recusa, o juiz SILVEIRA decidiu aplicar a prova oral. 

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo subiu 1.983,5% de 2009 para este ano, informou hoje o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, foram notificados 202.312 casos da doença de janeiro até o dia 16 de outubro deste ano, contra 9.710 em 2009.

A presidente eleita DILMA ROUSSEFF considera ruim o fato de o BRASIL estar na reunião do G-20, em SEUL, na condição de dono da moeda mais valorizada do grupo: “Isso não é bom para o BRASIL. Vamos ter de olhar cuidadosamente, tomar todas as medidas possíveis”, afirmou. DILMA disse que o dólar fraco é um problema grave para o mundo inteiro, mas não adiantou quais medidas adotará. O presidente LULA afirmou aos líderes que eles precisam “recuperar o espírito de cooperação e solidariedade”. “O G-20 não é para cada um se salvar, cada um por si e Deus por todos. É todos por todos e Deus por todos”, disse. Em jantar com os ministros da Fazenda, o secretário de Tesouro dos EUA, TIMOTHY GEITHNER, se irritou com queixas contra o pacote de seiscentos bilhões de dólares. Uma das críticas mais incisivas partiu de GUIDO MANTEGA.

DILMA ROUSSEFF tem dado todos os sinais de que manterá GUIDO MANTEGA no Ministério da Fazenda, como lhe sugeriu LULA. É a mostra de que pretende dar continuidade à política econômica de metas de inflação e câmbio flutuante, mas com a exigência de que os juros caiam progressivamente, para que cheguem a 2% até 2014.

Além das fraudes com a venda de carteiras de empréstimos, o PANAMERICANO apresentou problemas em sua unidade de cartões de crédito. Em audiência pública no Congresso, o presidente do Banco Central, HENRIQUE MEIRELLES, apontou as “inconsistências contábeis”, responsáveis por 400 milhões de reais do rombo de 2,5 bilhões de reais. Criticada por não constatar a fraude, a empresa de auditoria DELOITTE deverá receber 1,139 milhão de reais este ano do banco.

Faleceu CÁSSIA VALÉRIA MARQUES FURTADO, aos 48 anos. Era primeira-dama da cidade de MESQUITA, no RIO DE JANEIRO, e também atuava como secretária de Assistência Social e Trabalho. Mulher do prefeito ARTUR MESSIAS, sempre se empenhou em ações de transformação social. Foi supervisora pedagógica do Projeto de Alfabetização para Jovens e Adultos em cidades da BAIXADA FLUMINENSE e integrou a equipe de Educação Popular do Centro de Ação Comunitária. Seu currículo incluiu também a fundação do fórum de mulheres da cidade de MESQUITA e de uma biblioteca comunitária. Desempenhou atividades como assessora parlamentar da Câmara de Vereadores de NOVA IGUAÇU e participou do grupo jovem da paróquia da cidade.

Morreu o contabilista NELSON CARLOS DE SÁ, durante uma cirurgia. Nasceu em agosto de 1937. Embora tenha chegado ao BRASIL aos 5 anos de idade (possuía dupla cidadania), e aqui tenha crescido, trabalhado e construído uma família, ele sempre manteve fortes ligações com suas origens portuguesas: até pouco antes de morrer, era conselheiro da PORTUGUESA, clube do qual participava ativamente e do qual também chegou a ser diretor. Contabilista exerceu muito pouco a profissão. Trabalhava há mais de 40 anos assessorando informalmente o primo, o deputado federal ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB). No escritório dele, em SÃO PAULO, fazia um pouco de tudo, sempre atendendo a população. Bem informado, até pelas exigências profissionais, NELSON, nas horas de lazer, apreciava assistir a corridas de Fórmula 1 que, junto com o futebol, era dos esportes que ele mais gostava. Fiel às raízes, era antigo torcedor da LUSA e há um ano fez sua última viagem à “terrinha”, onde aproveitou para provar os pratos da culinária portuguesa de que tanto apreciava. Definido por familiares e amigos como um homem exigente, mas de comportamentos e posturas muito positivas, NELSON prezava a boa educação. Era avô de dois netos pequenos (CAUÃ, de 6 anos, e LAURA, de 4 anos) e todo domingo, para ele, era o dia do sagrado almoço com a família.

As pressões americanas conseguiram forçar os líderes iraquianos a formar um governo de união nacional, que deve encerrar o impasse iniciado nas eleições de março deste ano. Apesar de ainda faltarem alguns detalhes, as principais facções políticas do IRAQUE integrarão o novo governo, que será liderado pelo atual premiê NURI AL-MALIKI.

Morreu hoje, em LOS ANGELES, o mitológico produtor italiano DINO DE LAURENTIIS. Tinha 91 anos e morava havia muito tempo nos EUA. É raro que se dedique tanta atenção aos produtores, vistos em geral como homens de negócios, distanciados da verdadeira arte dos filmes. DINO, no entanto, foi um caso particular porque deixa uma marca forte na história do cinema. Em sua longa carreira, produziu filmes de autores do porte de ROBERTO ROSSELLINI, FEDERICO FELLINI e MÁRIO MONICELLI. Nos ESTADOS UNIDOS, trabalhou com diretores como SIDNEY LUMET (OS TRÊS DIAS DO CONDOR, 1975) e MICHAEL CIMINO (O ANO DO DRAGÃO, 1985). Deixa um currículo invejável de mais de 600 filmes produzidos e 59 prêmios internacionais. Só com FELLINI recebeu dois OSCARS de melhor filme estrangeiro – por A ESTRADA DA VIDA (1954) e NOITES DE CABÍRIA (1957). Em 2001, ele próprio recebeu um OSCAR pela carreira. Em 2003, ganhou também um LEÃO DE OURO em VENEZA pelo conjunto do trabalho. DINO nasceu AGOSTINO DE LAURENTIIS em 8 de agosto de 1919, em TORRE ANNUNZIATTA, na CAMPÂNIA, sul da ITÁLIA. Fez escola de cinema, trabalhou como extra e ator em filmes pouco memoráveis, serviu ao Exército italiano durante a 2ª Guerra e, com a paz, encontrou seu verdadeiro lugar no mundo de cinema – o de produtor. Aquele que agencia financeiramente uma produção, provê a base material da proposta do realizador, doma os projetos mais delirantes do cineasta e, se for grande, viabiliza o sonho sem castrar o artista. DINO fez isto muitas vezes. E de que outra maneira poderia trabalhar com um delirante profissional como FELLINI? Mas antes de chegar a FELLINI, DE LAURENTIIS produziu GIUSEPPE DE SANCTIS num filme destinado a ficar célebre, ARROZ AMARGO, nem tanto por sua história de plantadores de arroz, num registro neorrealista tardio e já um pouco adocicado, mas pela atriz que lançava, a extraordinária SILVANA MANGANO. DINO ficou tão impressionado com o talento da moça, e com suas longas pernas expostas no trabalho de plantio durante as filmagens, que se casou com ela. Tiveram quatro filhos e ficaram juntos até a morte de SILVANA, em 1989. DINO associou-se a CARLO PONTI em 1948 e, juntos, produziram o primeiro filme italiano em cores, tendo o cômico TOTÓ como protagonista. Deve-se a DINO também um dos filmes de ROBERTO ROSSELLINI (ONDE ESTÁ A LIBERDADE?, 1954) e uma das obras-primas de MÁRIO MONICELLI, “A GRANDE GUERRA”, que ganhou o LEÃO DE OURO, em VENEZA, em 1959. Ano passado, o festival italiano comemorou os 50 anos dessa vitória com a cópia restaurada do filme, que foi projetado em praça pública na presença do diretor. Essa vasta carreira talvez seja mais lembrada pelos dois pontos luminosos deixados na parceria com FELLINI. A ESTRADA DA VIDA e NOITES DE CABÍRIA: em ambos brilha a estrela terna de GIULIETTA MASINA, mulher do diretor. São duas obras-primas.      

2 011       :      -     SEXTA-FEIRA
Passei por uma situação delicada ontem no regresso para GUARULHOS. Dei por conta do esquecimento de um envelope com minha carteira de documentos. Um paspalho, ao meu lado, no ônibus, demonstrou total falta de interesse em me ajudar no contato com o escritório do vereador NOMURA. Felizmente, ao abrir minha caixa de mensagens, na internet, veio a comunicação confortadora de dona NILSA (a quem fico muito grato) de que a carteira estava guardada por ela. Agora cedo a MARINEI irá buscar esse envelope que, inclusive, contém as 50 páginas da revisão do dia 10 de novembro para colocação no blog e colagem em livro próprio.

Cara Marinei,
Por indicação do Cel. Mario Ventura entro em contato para solicitar alguns materiais que precisamos para realizar a entrega das medalhas da Sociedade de 32 durante o Prêmio Paul Donovan Kigar 2011.
O Malcolm, a Sandra e a Adriana que nos leem em cópia também participam da produção e podem entrar em contato caso também seja necessário.
De início gostaria de pedir o envio do logo da Sociedade e dos textos explicativos sobre o significado de cada medalha. Haverá entrega das 3 medalhas: MMDC, Pedro de Toledo e Constitucionalista, preciso de material sobre todas.
Por favor, me passe também o contato da Camila Giudice.
Sandra e Adriana, o site oficial deles é esse: http://www.sociedademmdc.com.br/

Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na favela da Rocinha, após ser preso, na madrugada desta quinta-feira (Reprodução de TV/Rede Globo/Caio Amy/Folhapress)
A tese de que o bandido se beneficiava da cobertura de policiais foi confirmada na tarde de quarta-feira, com a prisão de um grupo que dava proteção a traficantes que fugiam da Rocinha
Por tudo que fez nos últimos anos, Antônio Francisco Bonfim Lopes teve sorte de ser capturado com vida. A sorte também é do estado, que tem a esperança de, pela voz do homem que se transformou no temido traficante Nem da Rocinha, descobrir quantos e quem são os policiais que o ajudavam. Por trás do mito do bandido que controlava a favela e até “garantia segurança” na região, ‘proibindo roubos’, havia a estratégia de alimentar uma máquina de corrupção policial que inviabilizava as tentativas de combate à quadrilha na Rocinha.
O secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que está na Alemanha, afirmou, à TV Globo, no início da tarde desta quinta-feira, o que espera ouvir do bandido. "Ele tem muitas explicações a dar sobre o tráfico de drogas. Mas também sobre corrupção de agentes públicos. Com a prisão do Nem, tivemos um ótimo exemplo de como há policiais honestos, interessados na pacificação do Rio. Mas também já tivemos um passado triste, com policiais que colaboravam com o crime", disse Beltrame.
Nem sabe muito. Se quiser falar, pode levar para a cadeia algumas dezenas de policiais. Entre as lendas sobre sua equipe de seguranças, há a de que policiais de elite do Rio atuavam como seus guarda-costas. Faz sentido, portanto, a intenção do governador Sérgio Cabral de mantê-lo longe do estado, em um presídio federal de segurança máxima, nos moldes do que já acontece com Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e, mais recentemente, Alexander Mendes da Silva, o Polegar da Mangueira.
A tese de que o bandido se beneficiava da cobertura de policiais foi confirmada na tarde de quarta-feira, com a prisão de um grupo que dava proteção a traficantes que fugiam da Rocinha. Assim como Nem, eles estavam confiantes na impunidade, e, escoltados pelos policiais, Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho, chefe do tráfico no morro de São Carlos, e Sandro Luiz de Paula Amorim, conhecido como Peixe, estavam acompanhados por Paulo Roberto Lima da Luz, conhecido como “Paulinho”; Varquia Garcia dos Santos, conhecido como “Carré”; Sandro Oliveiro; Carlos Daniel Ferreira Dias, policial civil lotado na secretaria de Saúde Pública; Carlos Renato Rodrigues Tenório e  Wagner de Souza Neves, policiais civis lotados na Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas; José Faustino Silva, PM reformado; e Flávio Melo dos Santos, ex-PM.
Os agentes de segurança presos são só uma parte do esquema criado por Nem. E, por isso, a partir de agora, é importante zelar pela vida do bandido. Preso, sem o mesmo poder que tinha encarapitado em seu ponto de vista privilegiado da Rocinha, de onde distribuía dinheiro, ele passa a ser alvo de todos os que corrompeu.

Uma tarde de muito trabalho na Sociedade. Estamos organizando o evento do Prêmio PAUL DONOVAN KIGAR na parte referente à entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. MALCOM FOREST, idealizador do Prêmio, embarcou para a ITÁLIA pela manhã. Retornará somente no dia 19 de novembro, mas sua equipe funciona de acordo com o que foi acertado na reunião de ontem, na Câmara Municipal. Converso, via fone, com o CAPITÃO PM ANÍSIO. Ele terá os diplomas das condecorações que serão entregues no dia 19 de novembro, no Clube de Regatas Tietê. MARINEI Irá buscá-los no CPA/M-1 e os levará para o Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo para a chancela do presidente.
Nesta tarde, com o nosso companheiro de longa jornada, o CARBAIA, que me visita, lembramos vários episódios que passamos juntos nesta área Centro, onde estamos desde os anos 1980. Depois vamos até o Corpo de Bombeiros onde temos um assunto para discutir. O tempo muda bruscamente e, para não ser surpreendido pela chuva, retorno mais cedo para GUARULHOS. 

A chuva e a saída para o feriado prolongado provocaram hoje congestionamento recorde neste ano na cidade de SÃO PAULO. Às 18 horas foram registrados 242 km de lentidão. O maior engarrafamento tinha ocorrido às 19 horas do dia 2 de setembro, quando foram marcados 220 km na metrópole. Dois pontos sofreram com a chuva: Rua ROMÃO GOMES om a Avenida ALVARENGA e o cruzamento da Rua ALVARENGA com a Avenida AFRÂNIO PEIXOTO. A forte chuva que caiu no final da tarde fez com que fosse decretado o estado de alerta em parte da metrópole. Os bairros mais afetados foram PIRITUBA e LAPA, na zona oeste. Em estado de atenção foram incluídas as marginais PINHEIROS e TIETÊ, além da região central e outros bairros das zonas norte e oeste. Na Rua CABO ADÃO PEREIRA, em PIRITUBA, a água chegou na altura do joelho dos pedestres e causou transtornos. O córrego RIBEIRÃO VERMELHO, em OSASCO, transbordou. A Avenida dos Autonomistas, na altura do km 18, ficou intransitável por causa do alagamento. O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer pessoas ilhadas. O LARGO DE OSASCO também ficou alagado.

Estimado Amigo,
Fico feliz que tudo correu bem sem maiores consequências! Acabamos de chegar a Assisi, a terra do Santo da Paz e da Natureza.
Fique com Deus,
Malcolm

ESTIMADO MALCOLM
BOA VIAGEM!!
O envelope já está sendo devolvido. Somente fui dar conta da carteira quando já estava em GUARULHOS.
Obrigado pela atenção.

Em 10 de novembro de 2011 23:52, Malcolmforest
escreveu:
Estimado Amigo Coronel Ventura,
Espero que tenha chegado bem a sua casa.
Estou no Aeroporto de Guarulhos na fila de embarque.
Somente agora vi um recado do gabinete do nosso amigo Vereador Aurelio Nomura informando que sua carteira com documentos ficaram no gabinete!
Por favor comunique-se com o gabinete por este email ou telefone.
Copio minha secretaria e o gabinete na esperança de ser útil.
Abraços,

CARÍSSIMO MALCOLM
Fico feliz em saber que tudo está transcorrendo bem. Estou anotando em minhas memórias todo o desenrolar da MISSÃO MARCO DA PAZ, episodio maravilhoso para o nosso País.

Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com em 11/11/2011
11/11 - A fatia gorda da corrupção
11 de novembro de 2011
Traficante Nem diz que metade do seu faturamento ia para policiais
Antônio Werneck - O Globo - 11/11/2011
Num longo depoimento na sede da Polícia Federal na madrugada de ontem, acompanhado por um grupo restrito de policiais federais, o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Rocinha, preso anteontem na Lagoa, afirmou que metade de tudo que faturava com a venda de drogas era entregue a policiais civis e militares da banda podre.(...)
11/11 - Terrorismo é crime imprescritivel
11 de novembro de 2011
 Imparcialidade, não ideologia
 No momento em que A Presidente Dilma marcou para dia 18 um ato no Palácio do Planalto para sancionar a lei que cria a Comissão da Verdade.seria bom reler o trecho abaixo de Reinaldo Azevedo.
E, já que a finalidade é conhecer a "Verdade historica", pois o povo tem direito à memória e à verdade, será necessário apurar todos os crimes cometidos pelos "resistentes", da mesma forma que querem fazer com os agentes do Estado.
Para que haja credibilidade e imparcialidade ouçam todos os envolvidos nessa história
Leia o comentário abaixo de Reinaldo Azevedo, sobre opinião do presidente do STF, Gilmar Mendes
A editoria do site www.averdadesufocada.com
"Terrorismo também é crime imprescritível”, diz Mendes
Na Folha de São Paulo - 04/11/2008.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, afirmou ontem que os crimes de terrorismo são imprescritíveis, assim com os delitos de tortura, ao comentar as manifestações da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de que os torturadores do período de regime militar (1964-1985) não são beneficiados pela prescrição.(...)
11/11 - Uma lição tardia
11 de novembro de 2011
Escrito por Olavo de Carvalho - 08/11/2011
Artigos - Cultura
"Traição", na Novilíngua que o "Roda Viva" encarna, consiste em voltar-se contra a esquerda após ter sido ludibriado por ela na juventude.
Quem presenciou o assassinato moral do Cabo Anselmo no “Roda Viva” sabe do que eu estava falando nos artigos 1 e 2.
Chamar aquilo de entrevista seria eufemismo. Não cabe sequer evocar o tribunal da Inquisição, aonde a intolerância dogmática vinha ao menos compensada pela boa fé de um interrogatório que nada prejulgava.(...)
11/11 - O óbvio
11 de novembro de 2011
Como custa reconhecer o óbvio
C arlos Chagas - Tribuna da Imprensa - 11/11/2011
Com todo o respeito, mas não poderia o Supremo Tribunal Federal, quarta-feira, ter decidido em definitivo sobre a óbvia aplicação da lei Ficha-Limpa nas eleições do ano que vem? Trata-se de matéria indiscutível, acima e além de filigranas jurídicas, sem falar que vem respaldada pela voz rouca das ruas.
Pois o relator, Luís Fux, apesar de algumas ressalvas, votou a favor. Já passava das seis horas da tarde e o presidente César Peluso adiou a discussão para o dia 29, por haver o ministro Joaquim Barbosa pedido vistas.(...)
11/11 - Doutrinação contínua
11 de novembro de 2011
UNE perde o protagonismo nas universidades
Por Cristiane Agostine, Vandson Lima e Raphael Di Cunto - Valor - 11/11/2011
Há 37 dias, dezenas de estudantes ocupam a reitoria da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, em protesto contra problemas na estrutura dos sete campi da instituição. Alunos e professores, em greve há 58 dias, reclamam da falta de laboratórios, equipamentos, cadeiras nas salas de aula e até de papel higiênico e água potável.(...)

De 10/11/11
Apostilando a promoção:
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 549-5 Ari Roberto Vicente da Silva - 4º BPChq - São Paulo/SP e 90282-9 Dionésio do Amaral Martins - 19º BPM/I - Americana/SP, (Apost. DP-044/122/11).
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 84327-0 Paulo Roberto Madureira Sales - CPA/M-4 - São Paulo/SP, (Apost. DP-039/122/11).
Declarando: Em virtude de decisão judicial e como determina o Mandado de Segurança na forma de “Obrigação de Fazer” (Processo nº 0026375 93.2011.8.26.0053 Mandado de Segurança - 8ª VFP/SP) - que no título do Maj PM 801119-2 Wagner Serafim de Queiroz - 48º BPM/M, passa a constar o direito ao Abono Permanência, abstendo-se a autoridade coatora, pois, de descontar contribuição previdenciária de seus vencimentos enquanto permanecer em atividade, (Apostila DP-348/113.1/11).
O Procurador do Estado, em seu despacho prolatado em 18OUT11, Ofício/PGE 00081/11, Processo 0009968- 12.2011.8.26.0053 - Mandado de Segurança - Banca 31-A - 4ª VFP/SP - Alexandre Teixeira da Silva, informa o efeito suspensivo concedido ao recurso fazendário, (Apostila DP-347/113.1/11)
Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei  Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 549-5 Ari Roberto Vicente da Silva - 4º BPChq - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS  P-2.438/11 - Pr. 32.368/11) e 90282-9 Dionésio do Amaral Martins - 19º BPM/I - Americana/SP,
(TLTS e FRCTS DP-2.437/11 - Pr. 32.301/11).
ARI ROBERTO VICENTE DA SILVA nasceu em 21 de março de 1955. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1977. 1º TENENTE – 24 de maio de 1982; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.
DIONÉSIO DO AMARAL MARTINS nasceu em 23 de setembro de 1952. Entrou para a PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 24 de maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2003. 
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e  3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 84327-0 Paulo Roberto Madureira Sales - CPA/M-4 - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.423/11 - Pr. 32.558/11).
PAULO ROBERTO MADUREIRA SALES nasceu em 13 de dezembro de 1955. Entrou para a PMESP no dia 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 agosto de 1980; 1º TENENTE – 24 de maio de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 15 de dezembro de 1999; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2004. 

ANTONIETA ROSALINA DA CUNHA LOSSO PEDROSO nasceu em NITERÓI (RJ) em 9 de dezembro de 1933, filha de FORTUNATO LOSSO NETTO e ANNA GLÓRIA DA CUNHA LOSSO. Sua trajetória foi de dedicação, amor e respeito à prática do bom jornalismo. Ela foi presidente da ADJORI (Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo), entre 1990 e 1992, e do SINDJORI (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo) por quatro mandatos (1992 a 1995, 1995 a 1999, 2001 a 2004 e 2007 a 2010). Ela também foi membro do Conselho Curador da Fundação CÁSPER LÍBERO por dois mandatos, exercendo o cargo de vice-presidente por dois períodos de 1997 a 2006. Em outubro de 2006, ela foi reconduzida ao conselho para um terceiro mandato de cinco anos. ROSALINA foi presidente honorária do Clube dos Escritores de PIRACICABA e do ROTARY CLUBE PIRACICABA, além de membro da Academia Piracicabana de Letras. ROSALINA também foi membro do conselho da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ACIPI (Associação Comercial e Industrial de PIRACICABA), SESI (Serviço Social da Indústria) e ANJ (Associação Nacional de Jornais). Na diretoria da ABRAJORI (Associação Brasileira de Jornais do Interior) foi secretária e membro do conselho. Ela pertenceu à diretoria da APJ (Associação Paulista de Jornais). ROSALINA, diretora do JORNAL DE PIRACICABA, morreu nesta sexta-feira, aos 77 anos, de uma parada cardiorrespiratória. Ela sofria de uma rara doença degenerativa (sarcoidose) e estava internada desde o dia 20 de outubro. Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal e será enterrado amanhã, no Cemitério da Saudade.    

Internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS desde quarta-feira, para tratamento de um câncer no sistema linfático, o ator REYNALDO GIANECCHINI não reagiu bem à última sessão de quimioterapia e permanece na UTI. O ator teve uma queda brusca no número de plaquetas no sangue. Com o revés, GIANE não  pode ter alta na tarde do domingo, como gostaria, devendo passar o aniversário de 39 anos no hospital. A assessora e amiga do ator CÉLIA FORTE se mostrou otimista. “Tudo o que está acontecendo com ele é normal e previsto pelos médicos. Ele está ótimo. Todo mudo que faz quimioterapia passa por esses probleminhas.” Para o aniversário, GIANECCHINI havia planejado uma comemoração em um sítio da família, na cidade de RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO. Alguns parentes de BIRIGUI, cidade natal do ator, viajaram na tarde de quinta-feira, dia 10, para o local. De modo geral, a reação do ator ao tratamento tem sido positiva. De acordo com a família, GIANE apenas sofreu uma piora em seu quadro clínico nos dias seguintes à morte do pai, REYNALDO CISOTO GIANECCHINI, que foi vítima de câncer no pâncreas e no fígado. 

O PT anunciou hoje o ministro da Educação, FERNANDO HADDAD, como seu pré-candidato à Prefeitura de SÃO PAULO nas eleições de 2012, atendendo ao desejo do ex-presidente LULA. “Muitas lideranças do partido, além de LULA e da presidente DILMA, expressavam o desejo de definição da candidatura. Mas a opinião dele sobressai e teve um peso muito grande no processo, claro”, admitiu HADDAD. A força de LULA tirou do jogo interno do PT a senadora MARTA SUPLICY, líder disparado em todas as pesquisas de intenção de voto, e o também senador EDUARDO SUPLICY. Na quinta-feira, os deputados federais JILMAR TATTO e CARLOS ZARATTINI também preferiram não enfrentar o ex-presidente e, hoje, anunciaram o embarque no barco de HADDAD. O ministro, agora, já fala em compor com outros partidos. Os planos dele, porém esbarram no PMDB. O principal partido aliado da base do governo quer sair com candidatura própria. A candidatura de GABRIEL CHALITA é inevitável e HADDAD disse que “ainda não começou a insistência” para que o ex-secretário estadual da Educação do PSDB seja vice em sua chapa. “Estive duas vezes com GABRIEL CHALITA, mas falamos muito superficialmente sobre a questão. Se for decisão do PMDB a manutenção da candidatura, como parece ser a tendência, ele terá todo meu respeito”, afirmou HADDAD.

A Polícia Civil anunciou a prisão de EUCYD OLIVEIRA BRITO, conhecido como JOHN, fugitivo da Penitenciária de PACAEMBU, no interior de SÃO PAULO, e condenado pela morte de CELSO DANIEL, ex-prefeito de SANTO ANDRÉ, no ABC paulista. CELSO DANIEL foi seqüestrado e morto em janeiro de 2002. Segundo o Ministério Público, o político foi morto por não concordar com um esquema de pagamento de propina na Prefeitura de SANTO ANDRÉ. JOHN foi localizado numa fazenda no JARDIM MIRIAM, zona sul da capital. No momento da prisão, ele mostrou uma Carteira Nacional de Habilitação falsa. Na delegacia, ele contou que chegou a ser abordado na rua, mas não foi identificado porque usava um documento falso. JOHN era procurado desde 4 de agosto de 2010, após fugir da Penitenciária de PACAEMBU, a 617 km de SÃO PAULO. Ele foi condenado pelo seqüestro do ex-prefeito CELSO DANIEL, em janeiro de 2002.

Uma série de estupros cometidos por um motoqueiro tem assustado mulheres da zona sul da capital e do ABC nos últimos meses. Nesta madrugada um homem confundido com o maníaco quase foi linchado pela população de VILA MORAES, da divisa com DIADEMA. O perfil descrito pelas vítimas é de um homem negro, alto e forte, de aproximadamente 30 anos. Mais de 15 mulheres procuraram hoje o 83º DP (PARQUES BRISTOL) e não reconheceram o suspeito de VILA MORAES como autor dos crimes. Certo mesmo é que os ataques têm provocado a fúria da população, que procura por suspeitos. Um homem foi perseguido por moradores vizinhos à Rua SIMAO LOPES. Uma mulher desceu a rua aos gritos, alertando sobre a existência de um tarado. As suspeitas recaíram sobre um homem que é entregador de pizza à noite e ajudante de pedreiro durante o dia. Ele vive em DIADEMA e anda de moto pela região. Para fugir, ele se atirou no córrego ao lado da sede do PAU DO GATO, time de várzea do bairro, e tentou se refugiar no esgoto. Os moradores cogitaram atear fogo nos canos. Foi necessária a intervenção de policiais militares de mais de um batalhão para evitar o linchamento.

Mediador de conflitos do grupo cultural carioca AFROREGGAE, TÂNIA CRISTINA MOREIRA, de 44 anos, foi seqüestrada ontem à noite em sua casa, no bairro de VIGÁRIO GERAL (zona norte do RIO) e encontrada morta com um tiro na cabeça, em DUQUE DE CAXIAS, hoje à tarde. Como nenhum objeto foi roubado, a polícia acredita que não se trata de latrocínio, mas de vingança, que pode ser relacionada com alguns dos casos mediados pela funcionária. Veículos de policiais civis foram vistos nas imediações da casa da mulher na noite do crime. O caso está sendo investigado pela 38ª DP (BRÁS DE PINA) e pela Divisão Antissequestro (DAS), mas, até a noite  nenhum suspeito havia sido identificado.   

A presidente DILMA ROUSSEFF e o governador GERALDO ALCKMIN participaram hoje da cerimônia de posse do cardiologista ROBERTO KALIL no cargo de professor titular da Faculdade de Medicina da USP. KALIL é médico de DILMA e do ex-presidente LULA. Também prestigiaram a cerimônia o vice MICHEL TEMER, o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, o prefeito GILBERTO KASSAB e o ex-governador JOSÉ SERRA.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, GILBERTO CARVALHO, disse hoje que o ex-presidente LULA, em tratamento contra um câncer na laringe, está melhor, recuperando o apetite e quer comer uma picanha. CARVALHO disse ainda que LULA não começou a perder os cabelos devido à quimioterapia. Hoje LULA recebeu a visita dos presidentes da Câmara, MARCO MAIA, e do Senador, JOSÉ SARNEY.       

Diante de um MONUMENTAL DE NUÑEZ praticamente vazio, a ARGENTINA decepcionou e apenas empatou com a BOLÍVIA por 1 a 1, pela terceira rodada das Eliminatórias para a COPA DO MUNDO DE 2014. Um velho conhecido da torcida cruzeirense foi o autor do gol boliviano. O atacante MARCELO MORENO, que defendeu a RAPOSA em 2007/2008. abriu o placar para os visitantes, aos 10 minutos do segundo tempo. Aos 14 minutos o atacante LAVEZZI, que acabara de entrar no lugar de ÁLVAREZ, recebeu belo passe do volante GAGO, invadiu a área e empatou. Já o URUGUAI massacrou o CHILE. Destaque para o atacante LUÍS SUÁREZ, do LIVERPOOL, que anotou simplesmente os quatro gols da goleada por 4 a 0.

Casal do MMA é achado morto: WIBUR SOUTH, de 28 anos, e MARYELLEN ANO, de 32, foram encontrados mortos hoje, na residência onde moravam, em GEÓRGIA, nos EUA. Segundo a polícia local, houve uma discussão na quarta-feira e o lutador matou a namorada com um tiro. Depois, cometeu o suicídio. O relacionamento entre eles já durava dois anos. Foram dados como desaparecidos após o pai da lutadora avisar a polícia que ela estava sumida havia dois dias.

O Senado da ITÁLIA aprovou hoje as leis orçamentárias de 2012 com as emendas de austeridade exigidas pela UNIÃO EUROPÉIA no país. O plano de ajuste passou por 156 votos a favor, 12 contrários e uma abstenção. A medida abre caminho para a nomeação do economista MÁRIO MONTI como premiê interino no lugar de SÍLVIO BERLUSCONI, que prometeu renunciar ao cargo.

JEREMY MINNIER, de 18 anos, tornou-se hoje o prefeito de sua cidade natal, AREDALE, no Estado de IOWA, ESTADOS UNIDOS. Ele teve 24 votos contra oito do atual prefeito, VIRGIL HORNER, de 76 anos. MINNIER disse que se candidatou porque achava que a opinião dos 73 moradores da cidade passava despercebida. Ele disse que vai tentar conciliar os estudos com seus deveres políticos.

Um padre acusado de cometer abusos sexuais contra crianças foi condenado por um júri em MIAMI, nos ESTADOS UNIDOS, a pagar 100 milhões de dólares (o equivalente a 176 milhões de reais) a uma das vítimas. NEIL DOHERTY tem contra si mais de 20 processos similares. Alguns foram resolvidos com acordos que resultaram em pagamentos de cerca de 50 mil reais. O padre se declara inocente das acusações. 

JOSÉ BLAKE MORA, ministro do Interior do MÉXICO – segundo cargo mais importante na hierarquia do governo – e uma das principais figuras na guerra às drogas no país, morreu hoje na queda do helicóptero em que viajava. O anúncio foi feito pelo gabinete do presidente FELIPE CALDERÓN.

As forças leais ao presidente do IÊMEN, ALI ABDULLAH SALEH, mataram ao menos 13 pessoas hoje na cidade de TAIZ, durante um protesto que exigia a deposição do líder no poder há mais de 33 anos. Cerca de 30 iemenitas ficaram feridos.

Pelo menos 25 opositores do presidente BASHAR ASSAD foram mortos hoje na SÍRIA durante mais um dia de manifestações pela renúncia do líder, denunciaram ativistas dos direitos humanos. Na cidade de HOMS, opositores exigiram que o governo de DAMASCO seja suspenso da LIGA ÁRABE na reunião que a entidade realizará amanhã no CAIRO.

Um ferryboat que cruzava o Golfo de IZMIT, entre as cidades turcas de IZMIT e GOLKUT, no MAR DE MÁRMARA, foi seqüestrado hoje à tarde por terroristas armados. Eles diziam integrar o Partido dos Trabalhadores do CURDISTÃO (PKK), que milita pela independência do território curdo. Até a noite, quando 18 passageiros e 4 tripulantes eram mantidos reféns, nenhuma exigência tinha sido feita pelos seqüestradores. Até seis militantes, entre eles um que dizia carregar uma bomba, participavam da ação. As autoridades cercavam o ferryboat com capacidade para 400 pessoas com 3 barcos e 1 helicóptero.

Sem apoio da RÚSSIA e da CHINA para a adoção de novas sanções contra o IRÃ na ONU, os ESTADOS UNIDOS planejam elevar a capacidade militar das monarquias do GOLFO PÉRSICO como meio de conter a possível ameaça militar de TEERÃ. O objetivo final será a construção de um sistema integrado de defesa contra ataques de mísseis de curto e médio alcance iranianos.  A chanceler alemã, ANGELA MERKEL, disse hoje ser a favor de sanções contra o IRÃ no Conselho de Segurança da ONU, mas não descarta totalmente a possibilidade de uma ação militar. FRANÇA e GRÃ-BRETANHA devem apenas ajudar os EUA a obter apoio a outras formas de conter TEERÃ.

O Exército de ISRAEL matou um rabino de 55 anos na região de HEBRON, no sul da CISJORDÂNIA, no fim da madrugada. Confundido com um militante palestino, DAN MERTZBACH foi atingido por um disparo na cabeça enquanto se encaminhava para as orações matinais na TUMBA DOS PATRIARCAS. Os soldados que abriram fogo contra o carro do religioso classificaram a morte como “acidental”. Duas mulheres que o acompanhavam ficaram feridas – uma delas com um tiro no quadril. Fundador do assentamento de OTNIEL, onde vivia, MERTZBACH morreu antes de ser socorrido. Segundo o comando do Exército israelense, por volta das 5:30 horas, os militares envolvidos no incidente desconfiaram do PEUGEOT onde estava o rabino, que era “conduzido de maneira suspeita”, e resolveram deixar o posto de observação de BEIT HAGAI com a intenção de parar o carro para uma averiguação. Deram sinal para que o veículo parasse. O carro não parou e um soldado disparou oito tiros contra ele.  
2 012     :      -     DOMINGO
Os últimos acontecimentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC fizeram com que a papelada em minha biblioteca se atrasassem e os apontamentos estão acumulados para serem digitalizados e colocados na Internet. Isso faz com que muitas horas as passem na biblioteca.

Carolina Gonçalves (Da Agência Brasil, em Brasília)
Um estrondo no meio da manhã em um dos prédios da Universidade Paulista (Unip) onde estavam sendo aplicadas as provas para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) provocou tumulto entre os candidatos e o cancelamento das provas em todo o país. Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), responsável pela aplicação do concurso, 50 mil candidatos que faziam as provas terão de esperar a divulgação de novas datas. A expectativa é que essa definição seja dada até terça-feira (13). “Estamos primeiro resolvendo a situação local, mas as provas serão realizadas no menor tempo possível, para não prejudicar os candidatos”, disse Paulo Portela, coordenador-geral acadêmico do Cespe. As provas do período da tarde, para cargo de nível médio, também foram suspensas. No prédio da Unip em Brasília, mais de 4 mil candidatos faziam o exame quando, no meio da manhã, ouviram estrondos que foram confundidos, inicialmente, com tiros. Ainda pela manhã, o prédio foi evacuado e fechado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. “Estava levando uma menina no banheiro e ouvi o primeiro barulho. Uma outra menina saiu gritando dentro de uma sala e achamos que era tiro”, contou Gustavo Queiroz, que trabalhava como fiscal da prova. “No segundo estrondo, o pessoal desesperou e começou a correr.” A correria para evacuar o prédio deixou alguns feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos um candidato se jogou pela janela. “Quando chegamos ao local, transportamos a vítima rapidamente. Estava consciente”, contou a tenente Juliana Leal, oficial do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros do DF. A bacharel em direito Fernanda Azambuja Ribeiro que fazia prova no local disse que machucou o joelho durante a correria. O subsecretário de operações da Defesa Civil, coronel Sergio Bezerra, garantiu que não houve abalo estrutural no prédio. Segundo ele, o barulho foi provocado por um deslocamento da cerâmica do piso. “Não há necessidade de interdição porque não houve problema na parte da estrutura, foi no revestimento." Segundo ele, a recomendação de evacuar o prédio e suspender a prova foi para não gerar mais pânico entre os candidatos. Depois da vistoria no prédio, os técnicos da Defesa Civil disseram que o estrondo foi provocado pela mudança de clima e alteração de temperatura aliada ao uso de material inadequado na colagem da cerâmica.
Postamos em nosso blog no link abaixo a significativa Medalha do Mérito Prudente de Moraes com seu respectivo Diploma um dos valorosos símbolos honoríficos da nossa grandiosa Piracicaba.
Somente um seleto grupo de personalidades piracicabanas tiveram o privilégio de ser agraciado com tal distinção e vimos recebendo muitos e-mails, principalmente, do pessoal que estuda Medalhística solicitando a foto da mesma e aí está para que sejam também contemplados observando os detalhes desta bela comenda.
http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com.br/2012/11/da-medalha-e-diploma-do-merito-prudente.html
Agradecemos o acervo do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em nome da sua Digníssima Diretora Maria Tô Mendes por ternos gentilmente cedida estas cópias.
Abraço respeitoso a todos.
Diretoria do Núcleo MMDC de Piracicaba

Caríssimos(as) amigos(as)
No link abaixo menção sobre o 1º aniversário do Núcleo MMDC de Piracicaba no Jornal A Tribuna Piracicabana edição de hoje:
http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com.br/2012/11/mencao-ao-1-aniversario-do-nucleo-mmdc.html
Em anexo, também, o Decreto Legislativo Municipal nº 04/98 de autoria do Exmo. Vereador João Manoel dos Santos que instituiu na CÂMARA DE VEREADORES DE PIRACICABA, o DIA 09 DE JULHO EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, e está aí uma excelente idéia para que em todas as cidades interioranas também tenhamos significativa solenidade.
Sds.
NCVPP
Decreto Legislativo 04-98 Solenidade de 9 de julho na Câmara.pdf

Com três rodadas de antecedência o Fluminense é o campeão brasileiro de 2012. Uma suada vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo, em Presidente Prudente, aliado à ajuda do rival Vasco, que empatou com o vice-líder Atlético-MG por 1 a 1, no Rio de Janeiro, garantiu o quarto título brasileiro do Tricolor, os três quando a competição já tinha o nome de Campeonato Brasileiro - 1984, 2010 e 2012 -, mais a Taça Roberto Gomes de Pedrosa de 1970, o Nacional da época. Fred, herói da conquista e artilheiro da competição com 19 gols, marcou duas vezes, a segunda delas nos minutos finais, e Maurício Ramos fez contra para o Flu - Barcos e Patrick Vieira descontaram. O Fluminense chega a 76 pontos e não pode mais ser alcançado nas próximas três rodadas pelo Atlético, que tem 65. No domingo que vem, contra o Cruzeiro, no Engenhão, o técnico Abel Braga, o ‘paredão’ Diego Cavalieri, o ‘matador’ Fred e todo o elenco do Flu serão ovacionados com a faixa de campeões no peito. Por outro lado, o rebaixamento do Palmeiras à Série B não é oficial, mas se tornou ainda mais difícil de ser evitado. Como a Portuguesa foi derrotada pelo Botafogo, no sábado, o Palmeiras tem chances matemáticas de diminuir a diferença de sete pontos para o rival paulista, que tem 40 pontos, nas três rodadas restantes - o Bahia também tem 40 e enfrenta o Cruzeiro às 19h30 deste domingo, em Belo Horizonte. O Sport, à frente do Palmeiras e também na zona de rebaixamento, tem 36 pontos e pega o Figueirense, às 19h30, em Florianópolis. Porém, o Alviverde precisa vencer todas as suas três partidas e torcer para Lusa ou Bahia - dependendo do resultado dos nordestinos diante do Cruzeiro - somarem apenas um ponto até o final da competição, além de ter que ‘secar’ o Sport. A próxima batalha palmeirense acontecerá em Volta Redonda, domingo que vem, contra o Flamengo. Ao mesmo tempo o Alviverde estará torcendo contra o Bahia, que receberá a Ponte Preta, em Salvador, contra a Portuguesa, que jogará com o Grêmio, em São Paulo e contra o Sport, que duelará com o Botafogo, no Recife. Nem mesmo os torcedores palmeirenses parecem acreditar mais no time do coração. Neste domingo, por exemplo, pouco mais de 8 mil pessoas estiveram no Estádio Prudentão para ver mais uma derrota da equipe paulista, a 20ª na competição.

A Polícia Militar determinou hoje a prisão administrativa de cinco policiais suspeitos de executar o servente PAULO BATISTA DO NASCIMENTO, de 25 anos, na manhã de ontem no CAMPO LIMPO, zona sul. Imagens exibidas pelo FANTÁSTICO, da TV GLOBO, mostram uma viatura da PM parada na frente da casa da vítima. Eles conduzem NASCIMENTO – que pede “pelo amor de Deus” para não ser levado – e batem nele. Em seguida, ouve-se um tiro e alguém dizendo: “matou o cara, matou o cara”. No boletim de ocorrência, policiais dizem que a morte aconteceu após perseguição de três horas que teriam atirado contra a viatura. Em nota, o comandante da PM, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, considerou a ocorrência “lamentável” e disse que a Corregedoria apura o caso. Essa foi uma das 25 mortes ocorridas no fim de semana na GRANDE SÃO PAULO. Só entre a noite de sábado e a de domingo, foram 17. Na PENHA, MILTON DE OLIVEIRA, de 24 anos, foi baleado e morto por dois encapuzados na frente de um bar – outros dois foram baleados. Em SÃO MATEUS, um suposto ladrão morreu tem troca de tiros com a polícia. Na região de PERUS, zona norte, um homem em uma moto morreu na suposta tentativa de assalto. Na FREGUESIA DO Ó, um assaltante que tentou levar a moto de um policial à paisana foi morto às 15 horas de hoje. Na zona sul, três homens foram atacados no CAMPO LIMPO. A violência chegou até à zona rural da cidade – em MARSILAC, o agricultor FELÍCIO ALVES PIRES, de 35 anos, foi morto a tiros em seu sítio, no JARDIM EMBURA. Em GUARULHOS, quatro pessoas morreram e uma ficou ferida. Em um dos casos, um homem lavava o carro na rua, entrou em casa, foi perseguido e morto – assim como a mãe dele. No ABC, dois homens foram assassinados em suposto tiroteio com policiais em SANTO ANDRÉ. E, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, um casal foi morto dentro de casa. Um homem de 33 anos foi ainda encontrado morto em ITAPEVI, dentro de um FIAT. Além dos mortos houve pelo menos nove baleados entre sábado e domingo. Por volta da 1 hora de hoje, três adolescentes caminhavam para uma festa na VILA MAZZEI, zona norte, quando um veículo preto se aproximou e um dos ocupantes ordenou que eles não olhassem para trás e corressem. Dois dos jovens foram atingidos por tiros, mas escaparam. Na noite de sábado, em SÃO BERNARDO,l um vidraceiro de 24 anos que voltava da casa da namorada levou sete tiros. Outros dois homens foram baleados às 2 horas de sábado no CAMPO LIMPO. Também no sábado, um homem de 57 anos foi baleado em GUARULHOS.

O Governador GERALDO ALCKMIN voltou a afirmar hoje que a violência em SÃO PAULO está sob controle, apesar de a Região Metropolitana ter registrado pelo menos 25 mortes entre a noite de sexta-feira e a de hoje – só de sábado para domingo foram 17. A declaração foi dada na manhã em CARAPICUÍBA, na GRANDE SÃO PAULO. Sem determinar prazos, ALCKMIN ainda disse que a polícia já venceu o crime organizado no passado e vai vencer novamente. Ao comentar a onda de violência que assusta SÃO PAULO, o governador pediu que as pessoas confiem na polícia paulista, que classificou como a mais bem preparada do País. “Temos a melhor e a maior polícia do BRASIL, com 135 mil policiais extremamente bem treinados. Além de alta tecnologia”, afirmou. Segundo ALCKMIN, a parceria estabelecida com o governo federal – que será oficializada na segunda-feira com a assinatura de um protocolo de ações com representantes do Ministério da Justiça – deixará o Estado mais preparado pra enfrentar o crime organizado. Ele listou três medidas que considera essenciais para esse objetivo: a remoção de líderes de facções para presídios fora de SÃO PAULO, a criação de uma agência de inteligência integrada, que combaterá pontos estratégicos do tráfico, e o fortalecimento do Instituto de Criminalística para pesquisar o “DNA” da droga que sustenta o crime. Sobre os casos de violência praticados por policiais militares, o governador afirmou que todos os episódios serão investigados pela Corregedoria e pelo DHPP, que registra as chamadas “resistências seguidas de morte”. ALCKMIN não quis comentar o caso envolvendo o soldado EDCARLOS OLIVEIRA, que foi preso em flagrante na madrugada de sábado após ser acusado de assassinar, por engano, dois homens em SÃO MATEUS, na zona leste da capital. Disse apenas que a polícia cumpriu seu papel ao prendê-lo. Para o governador, no entanto, denúncias sobre a existência de grupos de extermínio dentro da Polícia Militar merecem cautela. “Há muitos aproveitadores fazendo notícias falsas”, afirmou sobre supostas ameaças de PMs a jovens que moram na periferia da capital. Hoje, o  ESTADO mostrou que já há mães paulistanas mandando os filhos para fora da cidade com medo de que eles sejam assassinados por criminosos ou policiais.     

O ator e diretor da TV GLOBO, MARCOS PAULO, de 61 anos, morreu nesta noite, em casa, no RIO DE JANEIRO, vítima de embolia pulmonar. Ele lutava contra um câncer no esôfago, detectado em maio do ano passado. O ator descobriu a doença durante um exame de rotina e em agosto de 2011 foi submetido a uma cirurgia que se prolongou por dez horas no Hospital SÃO JOSÉ, em SÃO PAULO. Depois realizou sessões de quimioterapia e radioterapia. Otimista e tentando não se deixar abater pela doença, ele não gostava de dar entrevistas sobre o assunto e manteve o ritmo de trabalho. Concluiu o filme ASSALTO AO BANCO CENTRAL, sua primeira experiência como diretor de cinema, em meio ao drama do combate ao câncer. O filme estreou em 22 de julho de 2011. “Não consegui fazer drama em cima disso. Resolvi que não ia ficar me escondendo porque câncer não é uma vergonha. É só mais uma batalha, e não é essa que vai me derrubar”, disse, em entrevista à revista ÉPOCA. Há três semanas, ele havia se submetido a exames que mostraram total remissão do câncer. Foi o quarto exame após a cirurgia e o resultado levou o ator e diretor a concluir que a doença fora vencida. Segundo nota do Hospital SÃO JOSÉ, no RIO, estava tudo sob controle. Pai de três filhas (VANESSA, com a modelo TINA SERINA; MARIANA, com RENATA SORRAH; e GIULIA, com FLÁVIA ALESSANDRA), MARCOS PAULO era constantemente fotografado por paparazzi na praia da BARRA DA TIJUCA caminhando com a mulher, ANTONIA FONTENELLE, e aparentava ter recuperado o peso perdido durante o ano passado por conta do tratamento. Em uma entrevista recente, disse que sua vida era “absolutamente normal”. Com a mulher, que permanecera ao seu lado durante todo o tratamento, MARCOS PAULO trabalhava na produção do que marcaria seu segundo filme como diretor. Segundo ele, SEQUESTRADOS seria um “thriller policial”, com cenas gravadas no AMAZONAS. O elenco teria LIMA DUARTE, MILHEM CORTAZ, FÁBIO LAGO, VINÍCIUS DE OLIVEIRA e ERIBERTO LEÃO. Em setembro ele visitou MANAUS e arredores à procura de locações para as filmagens.
MARCOS PAULO SIMÕES nasceu em SÃO PAULO, em 1º de março de 1951, e foi criado no bairro do BIXIGA. Não chegou a conhecer o pai e perdeu a mãe no dia seguinte ao seu nascimento, sendo então criado inicialmente pela avó e depois adotado pelo dramaturgo VICENTE SESSO. Sua primeira novela foi O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, da TV EXCELSIOR, em 1967, quando ele tinha apenas 16 anos. Passou ainda pela RECORD e pela BANDEIRANTES antes de ir para a TV GLOBO, em 1970, escrita por SESSO. Em seguida trabalhou em PRÓXIMA ATRAÇÃO (1970), MINHA DOCE NAMORADA (1971) e O PRIMEIRO AMOR, quando interpretou seu primeiro vilão – RAFA, líder de uma gangue de motocicletas. Em 1978, já consagrado como ator, MARCOS PAULO passou cinco meses nos EUA fazendo um curso de direção. Estreou como diretor na novela DANCIN´ DAYS, de GILBERTO BRAGA, ao lado de DENNIS CARVALHO e JOSÉ CARLOS PIERI. Também emprestou seus créditos de diretor a ROQUE SANTEIRO, em 1985, e em novelas como BRILHANTE (1981). Assinou a direção-geral de várias produções da GLOBO, com destaque para FERA FERIDA (1993), A INDOMADA (1997) e PORTO DOS MILAGRES (2001). Outras novelas: GABRIELA (1975), TIETA (1989), SINHÁ MOÇA (1986) e PÁGINAS DA VIDA (2006).

O primeiro-ministro de ISRAEL, BINYAMIN NETANYAHU, afirmou que seu país está pronto para atuar com mais força contra os militantes da FAIXA DE GAZA se eles não pararem de atacar. As hostilidades na fronteira aumentaram rapidamente durante o fim de semana, com tiros de alerta disparados por GAZA e ataques israelenses. No sábado, seis palestinos foram mortos depois que um foguete disparado por GAZA deixou feridos quatro soldados israelenses que patrulhavam a fronteira entre os territórios. Num primeiro momento, a resposta de ISRAEL ao ataque – com o uso de artilharia terrestre – matou quatro civis palestinos. Dois militantes de GAZA foram mortos em ataques aéreos das forças israelenses. Pelo menos 32 palestinos ficaram feridos. “O mundo precisa entender que ISRAEL não ficará sentado enquanto são feitas tentativas de nos atacar”, disse NETANYAHU. “Estamos preparados para ampliar nossa resposta”.
Tropas de ISRAEL fizeram disparos de alerta contra a SÍRIA hoje, afirmou o Exército israelense em um comunicado. Segundo a rádio pública do país, foram os primeiros disparos de ISRAEL contra o território sírio desde a Guerra Árabe-Isralense de 1973. O ataque também representa a primeira intervenção de ISRAEL na guerra civil síria. “Um projétil de morteiro atingiu um posto israelense nas COLINAS DE GOLÃ adjacente à fronteira entre ISRAEL e SÍRIA, como parte do conflito interno da SÍRIA. Em resposta, soldados israelenses dispararam tiros de alerta em direção a áreas sírias”, disse a TENENTE-CORONEL AVITAL LEIBOVICH, porta-voz do Exército de ISRAEL.

O GENERAL MOHAMED AL-DAHABI, que comandou o serviço de inteligência da JORDÂNIA entre 2005 e 2009, foi condenado hoje a 13 anos de prisão, por lavagem de dinheiro, apropriação indébita de fundos públicos e abuso de poder. Esse foi o primeiro caso que envolve um alto funcionário jordaniano provocado pelos protestos populares que exigiram o combate à corrupção no país. O general foi ordenado a devolver 30 milhões de dólares ao governo.

Ao menos 11 civis foram mortos hoje no AFEGANISTÃO por explosões de minas. No leste do país, três homens, duas mulheres e um bebê morreram quando o veículo em que viajavam tocou numa bomba de beira de estrada. No sul, três civis morreram quando seu carro passou sobre uma mina e outros dois, quando pisaram num artefato similar. Paralelamente, um atirador com uniforme do Exército afegão matou um soldado da OTAN.        

2 013     :    -    SEGUNDA-FEIRA
Numa manhã de temperatura superior a 30 graus vou até o SESCON a fim de participar do “DIA DO VETERANO DA PMESP”. Tinha idéia de que iria encontrar muitos oficiais mais antigos do que eu, mas apenas lá encontro o CORONEL PM LÍCIO DE ARRUDA
O CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, da Diretoria de Pessoal, e seus oficiais organizaram esse encontro. Ele lê uma Nota Especial a esta cerimônia. Segue-se um vídeo institucional e a fala do CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, nosso ex-comandante geral e agora vereador da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo. Já em seu comando ele batalhou pela valorização do veterano e discorre sobre isso. Também faz um apanhado geral de projetos em andamento, alguns bons e outros muito ruins para a Corporação. O ponto nevrálgico que a PMESP atravessa nos dias atuais diz respeito ao grande erro cometido pelo governador, dando tratamentos diferentes às polícias civil e militar, principalmente na questão salarial. Isso causa um mal estar na corporação que dificilmente será assimilado. São homenageados alguns veteranos e o CORONEL PM ADILSON PEREIRA DE CARVALHO, da D Tel, vai encerrar com a sua fala esse evento que poderia ter uma melhor adesão dos veteranos. Ali encontramos o TENENTE PM NASCIMENTO trajado com a farda da guarda-civil e o TENENTE PM SÍLVIO com a farda da Força Pública. Entre os da velha guarda encontramos o CORONEL PM Capelão VILANO e o CORONEL PM VALDIR DOS SANTOS.
Por volta das 13 horas estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Pouca coisa posso fazer nesta tarde. Às 15 horas estou no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO para tratar da revalidação da assinatura digital. Tenho de voltar na segunda-feira, dia 25, por causa da exigência da ata da última eleição, que ainda não foi registrada.
Retornando ao MMDC vou atender o acadêmico SIDNEI LOBO PEDROSO. Ele explica que o Cmt Geral negou o emprego dos lanceiros no Júri Simulado e também dos alunos oficiais. Quer ele conversar com as autoridades da PM para reverter essa situação.
Do escritório do Procurador Geral do Estado, doutor ELIVAL DA SILVA RAMOS, vem a confirmação da entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA em 28 de novembro, em seu gabinete. Ele não recebeu a medalha no 9 de julho por estar viajando. Recebo também um telefonema da JANAÍNA EXPÓSITO PINTO a respeito dos currículos das personalidades que serão condecoradas em GUARULHOS no dia 7 de dezembro. Faltam ainda quatro currículos e o prazo de recebimento (30 dias) já “estourou”.
Deixo o MMDC por volta das 16 horas, não me sentindo bem por causa do calor excessivo desta tarde.      
A capital registrou a tarde mais quente do ano hoje, com temperatura de 34ºC às 15 horas, em SANTANA. A maior temperatura havia sido registrada em 28 de fevereiro, com 34ºC. Amanhã a temperatura deve continuar elevada, com mínima de 22ºC e máxima de 32ºC. Mas uma frente fria vai mudar o tempo durante a tarde e provocar pancadas de chuva.

O paulistano ANSELMO FARABULINI JÚNIOR era formado em Direito pela USP. Ainda universitário, filiou-se ao PARTIDO REPUBLICANO e foi eleito vereador em 1951. Chegou ao cargo de deputado estadual em 1954 e reelegeu-se em 1958 e 1962. Com o golpe de 1964 teve seus direitos cassados. Foi fundador e diretora da Faculdade de Filosofia 9 DE JULHO e da Faculdade NOVA PIRATININGA. Também dirigiu e deu aulas na Escola Normal 9 DE JULHO. FARABULINI JÚNIOR morreu no dia 11 de novembro, aos 92 anos (nasceu em outubro de 1921), vítima de insuficiência cardiorrespiratória aguda. Ele voltou à política nos anos 1980, sendo eleito deputado federal e participado da Constituinte. “Em novembro, a OAB/SP comemorou os 25 anos da Constituição e prestou uma homenagem aos advogados que atuaram como deputados constituintes e FARABULINI JÚNIOR foi lembrado por seu relevante papel como homem público, advogado e parlamentar que legou ao povo brasileiro uma nova Constituição, que tem sido a base de sustentação do nosso Estado de Direito e de ampliação da cidadania do povo brasileiro”, disse, em nota, o presidente da OAB/SP, MARCOS DA COSTA. 

A troca de acusações entre o prefeito FERNANDO HADDAD e o ex-prefeito GILBERTO KASSAB no final de semana sobre qual governo é pior nas esferas administrativas e ética acendeu um alerta vermelho no PT. Oficialmente, a cúpula dos petistas mantém apoio a HADDAD, mas internamente uma corrente já fez chegar à sede da Prefeitura que o melhor agora é recolher a artilharia e afagar o aliado para o bem do partido.
A avaliação do PT é que a prioridade número um é confirmar a entrada do PSD no bloco governista no plano federal e o apoio à reeleição da presidente DILMA ROUSSEFF. A tentativa de HADDAD tentar resgatar algum tipo de apoio popular atacando a administração anterior é vista como um tiro no pé.
Além disso, tudo que os petistas não querem é dar o PSD de mão beijada para os tucanos na eleição para o governo estadual. Apesar da péssima relação entre o governador GERALDO ALCKMIN, que vai tentar ficar mais quatro anos à frente do Palácio dos Bandeirantes, KASSAB ainda é próximo de JOSÉ SERRA, que tem forte influência sobre o afilhado político.
A conta é simples: para levar a disputa paulista para o segundo turno, é importante que KASSAB saia candidato ao governo ou, ao menos, fecha aliança com o hoje ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA. Diante desse cenário, a ordem é para HADDAD fechar a boca.
Hoje, após ter ouvido de KASSAB de que o primeiro ano de seu governo é um “descalabro”, o prefeito não respondeu. Coincidentemente, após semanas de informações picadas à imprensa sobre o escândalo de corrupção, muitas vezes passada pelo próprio HADDAD em entrevistas, nada foi dito na Prefeitura sobre a quadrilha.
O PSD insiste para o PT fazer HADDAD admitir publicamente que KASSAB começou a investigação contra a quadrilha e não tem qualquer relação com os fiscais corruptos, apesar das declarações gravadas nas quais o chefe da quadrilha, RONILSON BEZERRA RODRIGUES, diz que o ex-prefeito “sabia de tudo” e mandou parar uma investigação contra o grupo.

A mãe do menino JOAQUIM PONTES MARQUES, de 3 anos, encontrado morto no RIO PARDO, na região de BARRETOS, interior de SÃO PAULO, disse que seu atual marido e padrasto do garoto, GUILHERME LONGO, havia apresentado comportamento agressivo anteriormente.
NATÁLIA MINGONI PONTE fez a revelação no domingo quando a Justiça decretou sua prisão e a do companheiro dela logo após o corpo da criança ser localizado boiando no rio
O promotor MARCUS TÚLIO ALVES NICOLINO afirmou que NATÁLIA narrou ameaças do atual marido. O bebê do casal, de 4 meses, chorava muito e GUILHERME teria se irritado e ameaçado jogar a criança contra a parede. “Ela falou isso informalmente. Não consta nas declarações”, esclareceu NICOLINO.
De acordo com o promotor, GUILHERME, na ótica da mulher, tinha ciúme do ex-marido dela e, por isso, JOAQUIM era considerado um empecilho para o atual relacionamento de NATÁLIA. A mãe afirmou que GUILHERME se referia a JOAQUIM como um “pedacinho do ex-marido dela”.
Nos últimos dias, o casal vinha se desentendendo com bastante freqüência. NATÁLIA pretendia se separar de GUILHERME por causa das brigas. O homem teria dito que, se ela fosse embora, iria até o inferno atrás dela. Ele também havia voltado a consumir drogas.
Segundo NATÁLIA, GUILHERME teria tentado se matar no dia 3, dois dias antes do desaparecimento do garoto, aplicando insulina em si mesmo. A medicação era utilizada no tratamento do menino. O advogado de defesa da mãe deixou o caso porque é primo da suspeita e tinha “relação estreita com a criança”. O casal alega inocência sobre a morte do garoto.

Quinze pessoas foram presas hoje (11 no RIO DE JANEIRO, três no ESPÍRITO SANTO e uma na BAHIA), durante a OPERAÇÃO BIG GANG, da Polícia Civil. O objetivo da ação foi desarticular uma quadrilha de estelionatários responsável por aplicar golpes bancários em quatro Estados. Uma pessoa, que não tinha mandado expedido em seu nome, foi detida em flagrante por porte ilegal de arma, no ESPÍRITO SANTO.

O mistério em torno do futuro de FELIPE MASSA na Fórmula 1 terminou. Hoje, o brasileiro anunciou sua nova casa a partir de 2014: a WILLIAMS. Ele assinou contrato válido por dois anos, com opção de renovação por mais um. O piloto entrará no lugar no venezuelano PASTOR MALDONADO e fará dupla com o finlandês WALTTERI BOTTAS.

O treinador VANDERLEI LUXEMBURGO não resistiu ao nono jogo seguido sem vitórias no BRASILEIRÃO e foi demitido hoje pelo FLUMINENSE, após a derrota para o CORINTHIANS (1 a 0) que fez a equipe entrar na zona da degola. Rapidamente, o clube anunciou horas mais tarde a contratação de DORIVAL JÚNIOR, que dirigia o VASCO, outro clube a lutar contra a queda, até o dia 27 de outubro. Ele estréia no dia 14, quinta-feira, contra o NÁUTICO, às 21 horas, no MARACANÃ.

Os sobreviventes do supertufão que varreu as FILIPINAS estão implorando por ajuda.  Algumas áreas foram totalmente devastadas. Quatro milhões de pessoas foram afetadas no arquipélago asiático e muitas lutam agora para sobreviver sem comida, abrigo, remédios e água potável. O presidente BENIGNO AQUINO declarou estado de calamidade no país e destinou centenas de soldados à cidade costeira de TACLOBAN para colocar ordem e conter saques.     



11 DE NOVEMBRO DE 2014    :    -   TERÇA-FEIRA
Vamos mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ontem, solicitamos ao CORONEL PM DUARTE a cessão de uma sala no CORPO DE BOMBEIROS a fim de colocar o computador da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois estamos totalmente sem meios de comunicação. O tradicional telefone 31058541 ficou mudo e o defeito é interno, naturalmente causado pela umidade criada pelas constantes infiltrações de águas pluviais.
Sem meios para fazer a necessária reforma do prédio, já que a Sociedade não tem fins lucrativos (consequentemente não tem dinheiro). não encontrando o necessário apoio da sub-prefeitura da SÉ, o recurso extremo é deixar a RUA ANITA GARIBALDI, 25, onde a Entidade está instalada desde 7 de julho de 1968. Sofremos muito, com muitas enchentes, o prédio está todo trincado e essa situação tornou-se insustentável.
A idéia é transferir a sede do MMDC para o MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA. Aguarda-se apenas o término do restauro e a reinauguração do cartão postal de SÃO PAULO.
Por volta das 11 horas chego à Sociedade. Não encontro a MARINEI e vou participar do hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal. Ali me encontro com o REYNALDO BRESSANI, HELIODORO e outros conhecidos. A CECÍLIA ARRUDA, como sempre, é a cerimonialista do evento. Cabe a mim hastear a Bandeira do Estado de SÃO PAULO.
Retornando à Sociedade, MARINEI tem a ajuda de alguns bombeiros para levar o computador e a impressora para uma sala no 6º andar, justamente onde está instalado o Comando dos Bombeiros. É fornecido o telefone 33962309. Aos poucos a MARINEI vai se acostumando com o novo "modus operandi".
O CORONEL PM DUARTE me diz que o SubPrefeito ALCIDES AMAZONAS esteve hoje cedo no Corpo de Bombeiros e tomou ciência da problemática da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A idéia é que, com a saída do MMDC, passe a funcionar no local a FUNDAÇÃO DOS BOMBEIROS. O SubPrefeito aceitou essa transformação.
Recebemos uma informação do quartel de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Uma viatura virá me buscar por volta das 6:30 horas do dia 14. A solenidade de entrega de medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO está marcada para 10 horas dessa data.
Amanhã, por volta das 16 horas, irei para ITAPETININGA, conforme acertos feitos pelo JEFFERSON BIAJONE. Nessa cidade acontecerá o lançamento do livro "HEROÍSMO DESCONHECIDO", às 20 horas. Deverei pernoitar no quartel do 22º BPMI e retornar para a cidade de SÃO PAULO no dia 15, pela manhã. O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO manifestou desejo de me acompanhar nesta viagem. Combinei com ele a nossa saída para o horário de 16 horas.
Converso com alguns oficiais dos bombeiros, principalmente com o MAJOR PM LIMA. Às 16 horas saio com a MARINEI. Ela me transporta até meu lar.
Essa mudança da Sociedade mexe com os meus nervos. Sinto que não tive o apoio necessário dos nossos diretores. Todos fogem nas horas de apuro. Nem mantêm contato conosco, esperando que a tormenta passe para retornarem. Lembro a revitalização do MMDC em 2009. Durante aquele ano todo o prédio sofreu uma dura reforma e nada dos companheiros de diretoria comparecerem. Vi quatorze caçambas de lixo saírem do prédio. A única pessoa que me acompanhou nesse drama foi a MARINEI.     

A ministra da Cultura, MARTA SUPLICY, pediu demissão hoje do cargo à presidente DILMA ROUSSEFF. A senadora licenciada estava à frente da pasta desde setembro de 2012. Na carta, MARTA agradece dizendo que, no meio às inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, dirigiu seu trabalho para a inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais.
"Encerro hoje a presente etapa com minha missão cumprida, razão pela qual apresento meu pedido de demissão (....) Tivemos a possibilidade de construir caminhos e encaminhar soluções para nossas sete importantes instituições e fundações coligadas, assim como também pudemos apresentar um país diferente no exterior", disse a ministra na carta de demissão. MARTA citou seu trabalho para a aprovação de projetos antes pendentes no Congresso Nacional, como o Sistema Nacional de Cultura, o VALE-CULTURA, a LEI DA CULTURA VIVA, o MARCO CIVIL DA INTERNET, A LEI DE FISCALIZAÇÃO DO ECAD, A PEC da Lei de Fiscalização do ECAD, A PEC da Música, além de ter enviado à  Casa Civil, onde aguardam encaminhamento, o DIREITO AUTORAL e a LEI DA MEIA-ENCHADA.

Quase seis pessoas foram assassinadas, por hora, no BRASIL de 2013, apontam dados da oitava edição do Anuário de Segurança Pública. Foram 50.808 vítimas de homicídios dolosos ou 5,8 pessoas a cada hora, o que significa uma taxa  de 25,2 mortes para cada grupo de 100 pessoas.
SÃO PAULO continua sendo o Estado com menor taxa de vítimas, com 10,8 mortes a cada 100 mil habitantes. Na comparação com 2012, houve recuo de 12,9%.

O médico CRAIG SPENCER, de 33 anos, que contraiu EBOLA na GUINÉ, teve alta hospitalar hoje, em NOVA YORK. Ele estava internado no Hospital BELLEVUE desde que foi diagnosticado com o vírus, no dia 23 de outubro. A população chegou a ficar apreensiva porque o diagnóstico do médico foi confirmado após ele ter viajado de metrô pela cidade para jantar fora e jogar boliche com amigos. O EBOLA matou mais de 4.950 pessoas desde o início do atual surto na ÁFRICA OCIDENTAL neste ano.

O PAPA FRANCISCO criou hoje um conselho judicial para analisar casos de abusos sexuais cometidos pelo clero. A intenção é acelerar os procedimentos internos da Igreja Católica. Segundo a agência ANSA, o conselho, ligado à Congregação para a Doutrina da Fé, será composto por sete cardeais ou bispos escolhidos pelo pontífice. Os recursos analisados pelos membros do conselho fazem parte do chamado "delicta graviora" - crimes cometidos contra a moral e na celebração dos sacramentos católicos.

Carol Ann Susi, a atriz que emprestou a voz para a mãe de Howard Wolowitz (Simon Helberg) durante as oito temporadas de The Big Bang Theory , morreu nesta terça-feira (11) aos 62 anos. Susi, que também trabalhou em séries de sucesso como Grey's Anatomy  That '70s Show , lutava contra um câncer "bastante agressivo", segundo seu porta-voz. 
Criador da série, Chuck Lorre lamentou a morte da colega de trabalho. "A Sra. Wolowitz se tornou um pequeno mistério durante as oito temporadas da série. O que não era um mistério, no entanto, era o imenso talento de Carol Ann Susi e seu perfeito timing  para comédia", disse ele. 
A mãe de Howard nunca apareceu de fato no seriado, mas sempre protagonizou os diálogos mais engraçados dos episódios em que participava.

O capitão da balsa SEWOL, que naufragou em abril na costa da CORÉIA DO SUL, causando a morte de mais de 300 pessoas, foi condenado hoje a 36 anos de prisão. LEE JOON-SEOK, de 69 anos, que deixou o navio enquanto ele afundava, escapou da pena de morte pedida pelo Ministério Público. O julgamento da tripulação da balsa começou no dia 10 de junho.
JOON-SEOK alegou ter ordenado a um membro da tripulação para fazer um anúncio aos passageiros, pedindo que colocassem os coletes salva-vidas e saltassem para a água, cerca de cinco minutos antes da chegada do primeiro navio de socorro. "Eu entrei em pânico, eu era incapaz de fazer o que quer que fosse", disse, durante o julgamento. "Não tomei as medidas apropriadas, o que conduziu à perda de vidas preciosas", acrescentou.

O naufrágio do SEWOL, no dia 16 de abril, no sul da Península Coreana, deixou 304 mortos, em sua maioria estudantes. Segundo relatório divulgado pela procuradoria, a sobrecarga, a incompetência da tripulação e obras de redimensionamento ilegais na estrutura do navio provocaram o desastre. Além de ter abandonado a balsa com centenas de pessoas a bordo, a tripulação era acusada de ter ordenado aos passageiros que não saíssem de seus lugares.