segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MANIFESTO DE CURITIBA, POR MARIANO TAGLIANETTI, SOBRE A REINAUGURAÇÃO DO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA


Aos jovens nesta data magna em que o "MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA"é devolvido ao povo.


x

MarianoTaglianetti

Anexos


Prezado Cel. MARIO FONSECA VENTURA
M. D. Presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC
É com satisfação que recebemos a notícia de que amanhã (9) será reinaugurado pelo  nobre GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN o " MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 ". Em verdade a tenacidade demonstrada pelo ilústre paladino PRESIDENTE está sendo prestigiada pelo governo do ESTADO DE SÃO PAULO. O esforço em prol da MEMÓRIA DA EPOPÉIA DE BRASILIDADE PAULISTA CONSTITUCIONALISTA DE 32 acaba de ganhar efetiva contribuição para que as gerações futuras não olvidem capítulo histórico único da nacionalidade em que o povo bandeirante marchou pela democracia usurpada pelo ditador que traira compromisso com a ALIANÇA LIBERAL, frustrando a REVOLUÇÃO de 30, por não convocar mediatamente a CONSTITUINTE. A concomitante tranferência definitiva da sede dará alma ao MAUSOLÉU. Os jovens terão a seu cargo a mudança da mentalidade hodierna, em que prevalece o retrocesso que assistimos, lastrados nos princípios democráticos dos jovens que lutaram em 32. A exortação de OLAVO BILAC os norteará. A  "Associação Paranaense MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa", congratula-se com todos que estarão presentes nesse ato solene de REINAUGURAÇÃO. Receba V. Sra., nossos efusivos cumprimentos, extensivos ao GOVERNADOR PAULISTA.
Curitiba, 08 dezembro 2014.
CORONEL JOÃO ALMEIDA
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA.





A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC INSTALA-SE NO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA EM 8 DE DEZEMBRO DE 2014. AMANHÃ, DIA 9, O OBELISCO DO IBIRAPUERA SERÁ INAUGURADO PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN.


Bom 7:30hs estavamos William Worth; e equipe da casa de Marinei Chalub na sede velha da sociedade para participar do embarque dos itens da mudança Apoio total das equipes dos bombeiros!! Quem estava pilotando as fotos e nosso eterno cmdte Exercito Constitucionalista William Worth.



CHEGA A NOTÍCIA AGORA DE QUE O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN IRÁ REINAUGURAR O MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 (OBELISCO DO IBIRAPUERA) ÀS 10 HORAS DE AMANHÃ (DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2014).
SOLICITO AOS MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS DAR AMPLA DIVULGAÇÃO DO EVENTO. MUITO IMPORTANTE PARA OS DESTINOS DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
Curtir ·  · 

FALECIMENTO DE HIRAM AYRES MONTEIRO - NOTÍCIA TRISTE TRANSMITIDA PELO PROFESSOR JEFFERSON BIAJONE!!!!

É com grande tristeza que venho aqui trazer esta nota de falecimento de Hiram Ayres Monteiro.
Nosso grande amigo e companheiro de lutas está sendo velado na Câmara Municipal.
O sepultamento será hoje, segunda feira, 8 de dezembro de 2014, às 17h30 no cemitério São João Batista.

NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que informo o falecimento de meu Pai, Hiram Ayres Monteiro (70 anos), Itapetiningano, nascido em 28/10/1944. Dr. Hiram como era conhecido em sua terra natal, formou-se em Direito pela FKB na qual mais tarde se tornou por vários anos Prof. Titular da cadeira de Organização Judiciária e Ética. Após aposentar-se como Procurador Chefe do Estado de São Paulo, fundou a Advocacia Ayres Monteiro, local em que juntamente com seus filhos advogou até poucos dias antes de seu falecimento. Além de Advogado, Dr. Hiram, foi músico, professor, vereador, historiador, jornalista e escritor. Inspirou muitos a seguir seus passos, inclusive seus filhos! Um Homem simples de sólida formação cristã e humanitária, praticava a caridade e defendia a justa causa sempre com vigor que seus clientes esperavam, fossem eles ricos ou pobres, conhecidos ou não ele sempre se doava por completo! Um exímio Músico por vocação, apreciava a moda caipira, tocava viola, cavaquinho, piano e violão, emocionava a todos por onde passava. Apreciava a leitura e história, sempre buscando preservar a identidade de Itapetininga e sua história. Escreveu duas obras de cunho histórico cultural, Venancio Ayres - O cavaleiro do ideal e Livre terra de livres irmãos. No campo cultural presidiu por anos a Associação dos Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga - AJORI onde promoveu diversos eventos entre eles os famosos saraus culturais. No Jornalismo, devido suas atuações em prol da sociedade foi por vários anos premiado com troféu Jacob Bazarian de Imprensa. Fundou a Academia Itapetiningana de Letras, sendo eleito seu primeiro Presidente, agora imortal! Como vereador aprovou inúmeros projetos sociais e ganhou notoriedade internacional em jornais franceses e americanos quando liderou a campanha contra a instalação da indústria de papel e celulose - Braskraft às margens do Rio Itapetininga, o qual hoje estaria completamente poluído se não fosse seu empenho pela causa ambiental. Dr. Hiram nos deixa e já deixa saudades do seu espírito alegre, culto e festivo que a todos conquistava e muitos inspirou com suas diversas qualidades e virtudes. Com certeza, fará muita falta entre nós, sendo uma enorme perda para Itapetininga, amigos e familiares! Que descanse em Paz nosso sábio e velho guerreiro!
 

CLAREZA, CORAGEM E DIPLOMACIA DO JUIZ GILMAR MENDES.

REPASSO COMO RECEBÍ - FERNANDO
Clareza, coragem e diplomacia do juiz Gilmar Mendes (Vice-Presidente) do TSE, deixando a cara do presidente do TSE amarrada e sem palavras.
Gilmar Mendes arrasou!. Vide o vídeo.



Maria Lucia Camargo
Estimada MARIA LÚCIA

Hoje pela manhã foi efetuada a mudança da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
para o Monumento Mausoléu.
O governador GERALDO ALCKMIN marcou a reinauguração do Obelisco para amanhã
cedo, às 10 horas.
Desde o dia 11 ficamos sem condições de trabalhar na Rua Anita Garibaldi, 25 e, por
gentileza dos bombeiros, ali fomos alojados por 25 dias.
Desculpe a falta de comunicação, mas não tínhamos jeito (sem telefone e internet).
Acredito que somente nos próximos dias é que poderemos começar a nos reorganizar.
Mas em 19 de dezembro a MARINEI entrará em gozo de 30 dias de férias e haverá,
forçosamente, o recesso administrativo do MMDC nesse final de 2014 e início de 2015.
Por isso, desejamos a você um ótimo NATAL e BOAS ENTRADAS no ANO NOVO!!!

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE PIRACICABA, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

Leônidas Andrade Fogaça

CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NUCLEOS DE CORRESPONDENCIAemNúcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba - Há 9 horas
A Revolução Constitucionalista de 1932, onde São Paulo ergueu sua voz e mostrou sua Força contra a ferrenha ditadura getulista, já foi contada e cantada magistralmente em prosa e em versos pelo Poeta Pracinha Guilherme de Almeida e outros tantos escritores. Tal data magna de São Paulo não pode, não deve ser esquecida, pois ela mostra e lembra a bravura de um Povo. Mas não é propriamente da Revolução que vou tecer comentário aqui. Acredito que além de tantas histórias registradas por penas brilhantes, outras tantas ficaram esquecidas, relegadas, apenas contadas por familiares de boca... mais »

CAIXINHA DE SURPRESAS - MEUS AGRADECIMENTOS PARA ÁLVARO TAVARES GOMES e ANTÔNIO AGENOR FARIAS



Caixinha de surpresas

 Amigos e amigas

Lindas promessas.

Um abraço
Farias

Imagem removida pelo remetente.


7 DE DEZEMBRO DE 2014 - DOMINGO

DIA    SETE    DE     DEZEMBRO    DE    2 014     -     D   O   M   I   N   G   O.
77 anos, 11 meses e 10 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 151º DO ANO 65º
56 anos e 184 dias na PMESP
55 anos e 296 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 990 dias – 480 568 h.
51 anos e 89 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 268 dias no Posto de Coronel – 320 meses e 26 dias.
3 anos e 153 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 817 dias no posto de CORONEL - 22 anos e 359 dias na reserva.
10 374-249 840                      9 817-236 016                           10 140-243 576.

DIA DO PAU BRASIL
DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL
(evento internacional criado para homenagear o setor, comemorado no BRASIL e PORTUGAL)
PEARL HARBOR DAY (ANIVERSÁRIO DA INVASÃO JAPONESA) COMEMORAÇÃO LOCAL – ESTADOS UNIDOS

DIA DE SANTO AMBRÓSIO. Nasceu em SENA no ano de 1220. Quando nasceu, estava com o corpo deformado e, injustamente sua família o rejeitou e o entregou a uma ama de leite que precisava mantê-lo longe do castelo. Aconteceu que o menino AMBRÓSIO estava aos cuidados de uma mulher de grande fé, que o levou repetidas vezes à Igreja, onde recebeu orações que resultaram na sua cura. Era funcionário do Império e governava o norte da ITÁLIA quando os fiéis da diocese de MILÃO, inspirados por DEUS, o aclamaram seu bispo. Àquela altura, AMBRÓSIO era apenas catecúmeno e ainda não havia recebido o batismo.
DIA DE SÃO MARTINHO. Viveu provavelmente no século V. Abade de SAINTES, segundo o que se diz discípulo do nosso MARTINHO; nesse lugar, construiu um mosteiro, no qual repousa em subúrbio daquela terra, de acordo com os ensinamentos do mestre. Dizem que um homem foi à sua tumba com as mãos paralisadas e ficou são. Existem outros relatos de doentes, que foram curados ao visitar sua sepultura. Sua tumba é tida como milagrosa.

2057 a. CÍCERO, político e orador romano é executado por ordem de MARCO ANTÔNIO (nasceu em 106 a.C.), no dia 7 de dezembro de 43 a.C.
1731 a. falece o PAPA EUTIQUIANO, em 7 de dezembro de 283.
1031 a. falece OTÃO II, imperador do SACRO IMPÉRIO ROMANO, em 7 de dezembro de 983. Nasceu em 955.
416 a. nasce BERNINI, artista barroco italiano, em 7 de dezembro de 1598. Falece em 1680.
227 a. DELAWARE torna-se o primeiro Estado norte-americano, em 7 de dezembro de 1787.
204 a. nasce THEODOR SCHWANN, biólogo alemão, em 7 de dezembro de 1810. Falece em 1810.
191 a. nasce LEOPOLD KRONECKER, matemático alemão, em 7 de dezembro de 1823. Falece em 1891.
166 a. falece MARTINS PENA, dramaturgo e diplomata brasileiro, em 7 de dezembro de 1848. Nasceu em 1815.
156 a. franceses e espanhóis bloqueiam a CONCHICHINA (atual VIETNÃ), em 7 de dezembro de 1858.
148 a. abertura da navegação do rio AMAZONAS e seus afluentes e do rio SÃO FRANCISCO aos navios mercantes de todas as nações, em 7 de dezembro de 1866.
141 a. nasce WILLA CATHER, escritora estadunidense, em 7 de dezembro de 1873. Falece em 1947.
120 a. falece FERDINAND DE LESSEPS, diplomata e empresário francês, em 7 de dezembro de 1894. Nasceu em 1805.
116 a. das publicações feitas no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 7 de dezembro de 1898: está publicado o boletim de estatística sanitária correspondente ao mês de setembro. É o número 57: contém a estatística de 102 municípios com 135 distritos. Os nascimentos foram 5.925; casamentos 1.094 e óbitos 3.701.
O júri de NUPORANGA (BATATAIS) condenou o capitão de polícia ALFREDO ORTIZ a oito anos de prisão por crime de roubo. O fato deu-se quando este capitão foi a NUPORANGA comandando uma força policial para captura do célebre DIOGUINHO, há cinco meses.
A Capitania do Porto de SÃO PAULO declarou o ministro da Fazenda, que, tendo cessado, por sentença do juízo competente, os efeitos do mandado de manutenção concedido a favor de FRANCISCO FERREIRA GOULART e JOAQUIM XAVIER PINHEIRO, pelo qual se achava a Companhia Docas de SANTOS embargada, está a mesma Companhia habilitada a continuar nos seus trabalhos.
O governo federal prorrogou os prazos para recolhimento de notas de vários valores e emissões, sendo, para as notas do governo, até 31 de março e até 30 de junho para as dos bancos, que deviam sair de circulação em 31 do corrente.
O governo alemão aderiu à proposta da convenção internacional da paz que se reunirá em SÃO PETERSBURG.    
109 a. LEVANTE EM MOSCOU, em 7 de dezembro de 1905. O soviete local reage à prisão de representantes dos operários em PETROGRADO e deflagra uma greve que mobiliza um milhão de trabalhadores. A revolução russa de 1905 atinge seu ápice. A intenção dos representantes do povo é transformar o movimento em uma rebelião armada. Milícias organizadas pelo soviete moscovita passam a controlar boa parte da malha ferroviária. Em resposta, o governo envia tropas de artilharia e tem início um período de intensos combates. Isolados, os operários controlam a cidade e resistem às investidas do Exército. Por fim, acabam esmagados. Mais de mil pessoas são mortas, inclusive com fuzilamentos em praça pública. Termina em sangue, assim como havia começado, o processo revolucionário daquele ano.
109 a. nasce GERARD KUIPER, astrônomo holandês, em 7 de dezembro de 1905. Falece em 1973.
108 a. falece ÉLIE DUCOMMUN, em 7 de dezembro de 1906, ganhador do PRÊMIO NOBEL DA PAZ em 1902. Nasceu em 1833.
107 a. nasce CÉSAR DA COSTA FARIA em 7 de dezembro de 1907. Leio numa reportagem do JORNAL DA TARDE, em 15 de novembro de 2009: “Há quarenta anos, a saudade e as dificuldades financeiras trouxeram CÉSAR DA COSTA FARIA para SÃO PAULO. Anos antes, seu filho MANOEL SILVA FARIAS, hoje com 67 anos, deixou SEABRA, na BAHIA, em busca de emprego e veio parar na capital paulista. Triste, longe do primogênito, desempregado e vendo a comida ficar escassa para a família numerosa – cinco filhos, a esposa e ele – CÉSAR DA COSTA FARIA decidiu que era a hora de deixar a cidade baiana.
Foi no bairro do CAMPO LIMPO, na zona sul da capital, em 1969, que os FARIA se reencontraram e estabeleceram residência. Era o fim da saudade e o começo de uma nova vida. Hoje, o baiano de SEABRA olha com orgulho para os 101 anos vividos e aguarda o sétimo dia de dezembro para comemorar mais um aniversário ao lado da mulher, com 97 anos, dos 6 filhos, 14 netos e 8 bisnetos.” 
105 a. em MADRID está confirmada a notícia da moléstia do rei AFFONSO XIII. Segundo ficou constatado pelo exame médico a que foi submetido o soberano, o rei sofre de uma inflamação purulenta no ouvido e no nariz, a qual tem como causa a localização de focos tuberculosos nesses órgãos. Os médicos julgam necessária uma operação. Os jornais de 7 de dezembro de 1909 publicam essa notícia.
104 a. na FRANÇA, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento (LEI DO SALÁRIO MÍNIMO), em 7 de dezembro de 1909.
104 a. (LONDRES) A mensagem que o presidente TAFT vai dirigir ao Congresso referir-se-á às conferências convocadas pelos EUA para o estabelecimento da LIGA UNIVERSAL DA PAZ, garantida pelas esquadras internacionais. Essa notícia veiculou nos jornais de 7 de dezembro de 1910.
103 a. (CURITIBA) Comunicam de IRATI que uma densa nuvem de gafanhotos caiu ali, causando enormes estragos às plantações. A inspetoria agrícola providenciou ajuda com toda a presteza, fazendo seguir no local diversos funcionários. 
102 a. publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 7 de dezembro de 1912: continuam as queixas do público sobre as irregularidades do correio. Uma carta dirigida desta capital para SANTOS, foi parar na REPÚBLICA ARGENTINA. Também uma carta de LIMEIRA para SÃO PAULO gastou nesta curta viagem nada menos do que 41 dias.  
101 a. nasce o CORONEL PM Ref. SYLVIO MARCONDES DE REZENDE no dia 7 de dezembro de 1913. Falece em 19 de abril de 1995.
97 a. ESTADOS UNIDOS entram na PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL e declaram guerra contra o IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO, em 7 de dezembro de 1917.
94 a. nasce MANUEL PEREIRA DA SILVA, escultor português, em 7 de dezembro de 1920.
93 a. ÁUSTRIA e ESTADOS UNIDOS voltam a ter relações diplomáticas, em 7 de dezembro de 1921.
90 a.  nasce MÁRIO SOARES, político português, em 7 de dezembro de 1924.
89 a. notas de 500 escudos começam a ser retirados de circulação por ação do falsário ALVES DOS REIS, em 7 de dezembro de 1925.
87 a. nasce JOSÉ IVO LORSCHEITER, bispo católico brasileiro, em 7 de dezembro de 1927. Falece em 2007.
87 a. falece CARLOS DE LAET, jornalista, professor e poeta brasileiro, em 7 de dezembro de 1927. Nasceu em 1847.
86 a. nasce NOAM CHOMSKY, lingüista e cientista político norte-americano, em 7 de dezembro de 1928.
81 a. GENERAL CRISTÓVÃO BARCELOS propõe a mudança da Capital brasileira para o PLANALTO CENTRAL, em 7 de dezembro de 1933.
80 a. Nasce o CORONEL PM Ref. NILTON VIANNA em 7 de dezembro de 1934. Foi COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, nomeado por decreto de 22 de março de 1983 e exonerado por decreto de 20 de fevereiro de 1986.
77 a. nasce ARY DOS SANTOS, poeta português, em 7 de dezembro de 1937. Falece em 1984.
73 a. da BATALHA DE MOSCOU, em 7 de dezembro de 1941. Essa batalha foi a primeira grande derrota das tropas nazistas e abriu caminho para a derrocada alemã na BATALHA DE STALINGRADO, que mudou o curso do conflito – SEGUNDA GRANDE GUERRA. OS ESTADOS UNIDOS entram na GUERRA depois que os japoneses atacaram PEARL HARBOR, no HAVAI.
73 a. do ATAQUE JAPONÊS À BASE AMERICANA DE PEARL HARBOR. A base militar norte-americana de PEARL HARBOR foi bombardeada, em 7 de dezembro de 1941, por 360 caças japoneses. A ofensiva surpreendeu os soldados da base havaiana, que não tiveram muita chance de reação. O evento antecipou a entrada definitiva dos EUA na Segunda Guerra Mundial. No dia 11 do mesmo mês, os americanos também declarariam guerra à ITÁLIA e à ALEMANHA, aliados do JAPÃO. Antes mesmo do ataque, o presidente FRANKLIN DELANO ROOSEVELT acreditava que a nação não poderia permanecer na neutralidade por muito mais tempo. Equipamentos bélicos produzidos pela indústria ianque já vinham sendo fornecidos aos britânicos por meio de acordos preferenciais. As relações entre JAPÃO e EUA não iam bem há algum tempo. A ocupação de posições no Sudeste Asiático pelos japoneses, com o intuito de apoiar a invasão da CHINA iniciada em 1931, levou os norte-americanos a embargar alguns produtos essenciais ao país oriental, além de congelar os saldos bancários japoneses na AMÉRICA. Após o evento em PEARL HARBOR as tropas do JAPÃO lançaram ofensivas em diversas frentes, conquistando muitas posições. Por volta de 1942, os japoneses mantinham sob controle mais de 400 milhões de habitantes e grande parte da produção mundial de borracha e arroz, entre outros itens.  No mesmo ano, os EUA deram início à contra-ofensiva que terminaria com as bombas atômicas em HIROSHIMA e NAGASAKI e um saldo aproximado de 300 mil mortos nas duas cidades japonesas.
73 a. JAPÃO ataca HONG KONG em 7 de dezembro de 1941.
71 a. Bandeira do LÍBANO é adotada pelos seus nacionais, em 7 de dezembro de 1943.
69 a. da FUNDAÇÃO RUBEN BERTA. Criada em 7 de dezembro de 1945, a FUNDAÇÃO preconiza a divisão do resultado do trabalho com que o produz. A VARIG, pioneira na preocupação social, estabeleceu novas relações entre capital e trabalho, tornando os empregados participantes ativos da vida da companhia, pela criação da Fundação dos Funcionários da VARIG. Adotando posteriormente o nome de seu idealizador, transformando-se em FUNDAÇÃO RUBEN BERTA, fez da VARIG um exemplo de empreendendorismo no BRASIL e no mundo, tornando-a a mais importante empresa de aviação comercial de toda a AMÉRICA LATINA. Há muitos anos a VARIG transpôs as fronteiras nacionais, levando a bandeira brasileira a todos os continentes.
67 a. falece NICHOLAS MURRAY BUTLER, em 7 de dezembro de 1947, NOBEL DA PAZ em 1931, por promover o PACTO BRIAND-KELLOGG. Nasceu em 1862.
61 a. nasce XUXA LOPES, atriz brasileira, em 7 de dezembro de 1953.
61 a. na noite de abertura da ópera LA WALLY, de CATALANI, a cantora lírica italiana RENATA SCOTTO é ovacionada retornando ao palco quinze vezes para agradecer os aplausos do público, em 7 de dezembro de 1953.
55 a. nasce LORENA DA SILVA, atriz brasileira, em 7 de dezembro de 1959.
55 a. da emancipação político-administrativa de MOGANGUÁ. A emancipação foi conseguida em 7 de dezembro de 1959.
54 a. nasce R. R. SOARES, fundador da Igreja Internacional da GRAÇA DE DEUS, em 7 de dezembro de 1960.
53 a. NASA anuncia o plano de estender o programa espacial de vôos tripulados, desenvolvendo uma nave espacial para dois tripulantes no PROJETO GEMINI, em 7 de dezembro de 1961.
52 a. falece KIRSTEN FLAGSTAD, soprano norueguesa, em 7 de dezembro de 1962. Nasceu em 1895.
51 a. das anotações feitas em 7 de dezembro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 151º - 5 anos e 185 dias na FORÇA PÚBLICA – 92º dia como ASPIRANTE – 79º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Eis um fim de semana que tenho a vontade de passar tranqüilamente, mesmo porque na semana vindoura devo assumir a Secretaria do BG, onde, no início, poderei sentir alguma dificuldade.
MARIA foi à CRUZ AZUL nessa manhã e passei o tempo até a hora do almoço lendo páginas do meu diário (5º, 6º e 7º tomos).
O sábado apresentou calor, com a máxima de 29ºC e a mínima de 21ºC e também apresentou algumas chuvas repentinas e ligeiras, embora fortes.
Durante a noite assisto alguns bons programas de televisão: REPÓRTER ESSO – A MARCA DO ZORRO – ASTROS DO DISCO – BONANZA (o mais vigoroso filme de far-west da televisão) – SUMARÉ 23 HORAS e SOMBRAS DO TERROR.  
50 a. ROBERTA CLOSE. Nascida em 7 de dezembro de 1964, foi registrada como LUÍS. Em 1989, fez na INGLATERRA a cirurgia para mudança de sexo ou, como prefere chamar a advogada TEREZA RODRIGUES VIEIRA, cirurgia de adequação de sexo. Desde a cirurgia, ROBERTA lutava para mudar o nome. Em 1992, conseguiu na 8ª Vara da Família do RIO DE JANEIRO autorização para troca de documentos, em 1ª instância, que foi negada pelo Supremo Tribunal Federal em 1997. Como não cabia mais recurso, a defesa entrou com outra ação pedindo o reconhecimento de suas características femininas. ROBERTA passou por exames de nove especialistas médicos e os laudos mostraram que ela tem 7% de células femininas e aspecto hormonal de mulher. Além disso, a advogada TEREZA RODRIGUES VIEIRA usou como argumentos o direito à saúde (psicologicamente não poderia viver com aquele nome) e à intimidade. Também anexou cópias de sentenças que havia ganho sobre transexuais que conseguiram mudar o nome – foram 39 vitórias, sendo 36 em SÃO PAULO. Até o Ministério Público se manifestou favorável. Depois de uma luta de 15 anos para mudar seus documentos de LUÍS ROBERTO GAMBINE MOREIRA para ROBERTA GAMBINE MOREIRA, a modelo conseguiu que a 9ª Vara da Família do RIO DE JANEIRO a reconhecesse como pessoa do sexo feminino. A decisão em 1ª instância foi dada no dia 4 de março de 2005, pela juíza LEISE RODRIGUES DE LIMA ESPÍRITO SANTO. Com base num mandado oficial, ROBERTA providenciou certidão da nascimento com o novo nome.  
50 a. das anotações feitas em 7 de dezembro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 151º - 6 anos e 186 dias na FORÇA PÚBLICA - 198 dias como 2º TENENTE - 445 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Depois de três dias afastado do quartel, eis-me retornando à secretaria e vendo que o ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA desempenhou sua missão de me substituir na repartição, quando, na sexta-feira última, fui obrigado a ir até SUZANO.
Hoje se iniciam os treinamentos para o desfile da FORÇA PÚBLICA no dia 13 do corrente, em comemoração ao 133º Aniversário da Milícia Bandeirante. O BG, que ocupa posição de realce no desfile, faz o seu primeiro treinamento sob a orientação do CAPITAO JAYR  DE OLIVEIRA MOURA MORAES, respondendo pelo sub-comando, visto o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA estar dispensado nesta segunda-feira.
Procura-me o 2º TENENTE HELEUSES NOGUEIRA, Secretário da Companhia de Guardas, que deseja certa orientação quanto ao funcionamento da Secretaria do BG que, ultimamente, serve de modelo para as novas Unidades da FORÇA PÚBLICA.
O expediente transcorre rapidamente. O ASPIRANTE A OFICIAL, HERMES COUTINHO TORRES tem certa altercação com o CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO, nos dias 2 e 3 de dezembro e, hoje, se vê punido com dois dias de prisão. Desde que estou no BG é esta a punição mais rigorosa para um oficial. Cumpre lembrar que o ASPIRANTE HERMES já foi repreendido não faz muito tempo.
À tarde, não dou aula por falta dos alunos, mas, às 18 horas ministro aula para os subtenentes que, agora, estão enfrentando os últimos dias antes dos exames marcados para os dias 16,21,23 e 24 de dezembro.
Durante boa parte da noite leio VITOR HUGO. "OS MISERÁVEIS" é uma obra maravilhosa e passo momentos completamente embebido nas peripécias de JEAN VALJEAN ao tentar salvar MÁRIO da barricada da Rua CHANVRERIE, enfrentando os famosos esgotos de PARIS. 
49 a. promulgada a declaração DIGNITATIS HUMANAE pelo PAPA PAULO VI, em 7 de dezembro de 1965.
48 a. SÍRIA pede a queda do rei HUSSEIN, da JORDÂNIA, em 7 de dezembro de 1966.
48 a. edição do ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 4 – AI-4 – convocando o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição Brasileira, em 7 de dezembro de 1966.
44 a, falece RUBE GOLDBERG, artista plástico, cartunista e escultor norte-americano, em 7 de dezembro de 1970. Nasceu em 1883.
42 a. lançamento da missão APOLLO 17, em 7 de dezembro de 1972.
39 a. falece PLÍNIO SALGADO, no dia 7 de dezembro de 1975. Nasceu em  22  de janeiro de 1895.
39 a. exército da INDONÉSIA invade oficialmente o leste do TIMOR, então colônia portuguesa, em 7 de dezembro de 1975. É a seqüência da retirada das tropas portuguesas em 25 de abril de 1974. Um ano depois, a região é anexada ao exército invasor.
39 a. falece THORNTON WILDER, escritor norte-americano, em 7 de dezembro de 1975. Nasceu em 1897.
38 a. criação da Comissão de Valores Mobiliários – CVM – em 7 de dezembro de 1976.
35 a. das anotações em 7 de dezembro de 1979: - na reunião desta sexta-feira com o Comandante do CPChq, comentamos a Operação “PRESIDENTE”, desencadeada ontem. Já estamos tratando agora da 55ª SÃO SILVESTRE. Na tarde, reunião no CPC com oficiais que irão trabalhar na 55ª SÃO SILVESTRE. Presença do Senhor ANDRADE MARQUES e outros organizadores do evento, que pertencem à “A GAZETA ESPORTIVA”. CORONEL PM NELSON TRANCHESI preside essa reunião. Entre os presentes: CORONEL SALVADOR D´AQUINO, CORONEL PM NELSON MARINHO DE MOURA, TENENTE-CORONEL PM HUGO DUARTE RANGEL, TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO MANOEL DE SOUZA, TENENTE-CORONEL PM HELTON NOGUEIRA DIENFENTHALER, TENENTE-CORONEL PM MONTEIRO DE BARROS, MAJOR PM AFFONSO, MAJOR PM PAZELLI, MAJOR PM LUIZ GALPERN, MAJOR PM UBIRAJARA e outros. Mais tarde, de retorno ao CPChq, vamos jogar futebol de salão. O retorno para GUARULHOS é ruim por causa do trânsito. Um sobrinho de REZA PAHLEVI é assassinado em PARIS. Estamos no 34º dia da Crise IRÃ x EUA. Manifestações contra KHOMEINI são realizadas pelos partidários do aitolah MADARI, que não aceitam a nova Constituição Islâmica. O PAPA JOAO PAULO II aceita o convite para visitar o BRASIL em 1980. Por volta das 20 horas o Presidente JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO fala à Nação através de uma cadeia de rádio e televisão. Anuncia o novo “pacote econômico”.Hoje é lembrado o terceiro aniversário da morte de JANGO GOULART. A inflação do mês de novembro ficou em 5,6% e a inflação calculada de janeiro a novembro é de 65,2%. Continuo lendo O LAVRADOR DA NOITE.   
33 a. ESPANHA torna-se o mais novo membro da OTAN, em 7 de dezembro de 1981.
32 a. no TEXAS, pela primeira vez uma execução com injeção letal é usada contra um condenado à morte nos ESTADOS UNIDOS, em 7 de dezembro de 1982. CHARLES BROOKS JÚNIOR, condenado por assassinato, é o primeiro homem a receber uma injeção letal, no TEXAS. Três medicamentos são introduzidos em sua corrente sanguínea. O primeiro torna o prisioneiro inconsciente. O relaxante muscular paralisa o diafragma e os pulmões. Por último, o cloreto de potássio causa parada cardíaca e leva à morte. Desde então, a pena tem suscitado um amplo debate.
30 a. do COMÍCIO PRÓ–TANCREDO na PRAÇA DA SÉ, em 7 de dezembro de 1984.
30 a. da ocorrência no BAR CASCAIS, na zona CENTRO, em 7 de dezembro de 1984.
30 a. da inauguração do novo SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA DA PM bem como do novo HOTEL DE TRÂNSITO, em 7 de dezembro de 1984.
30 a. falece ROBERTO GRAVES, em 7 de dezembro de 1984.
27 a. nasce AARON CARTER, cantor estadunidense, em 7 de dezembro de 1987.
27 a. das anotações feitas em 7 de dezembro de 1987: nesta segunda-feira tem início as Defesas das Monografias por parte dos oficiais alunos do Curso Superior de Polícia e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Essas defesas serão realizadas em três lugares distintos: Sala de Aula – Auditório do CAES e Auditório do Centro Odontológico. Hoje teremos as defesas dos TENENTES-CORONÉIS NIKOLUK, PAULO MACHADO, ALMEIDA LEME, NEY, CRUZ e HERMINIO VITIELLO.
No 2º BPChq, pela manhã, fico sabendo que o 1º TENENTE PM FLÁVIO JARI DEPIERI será transferido para o 12º BPMM.
8 HORAS – Assisto a defesa da monografia do TENENTE-CORONEL PM NIKOLUK – O CHOQUE NO INTERIOR – A banca examinadora é composta dos CORONÉIS PM EDGAR GONÇALVES (Cmt do CPA/I-10), DAUTERDIMAS RIGONATTO (já na reserva, foi cmt do CPChq) e TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. O NIKOLUK tem atuação brilhante na sua defesa e recebe a nota dez.
No auditório do CAES o TENENTE-CORONEL PM PAULO MACHADO expõe o seu trabalho sobre DIREITO DE RESPOSTA. A comissão dá-lhe a nota 9,8. Na tarde, vou ao auditório do Centro Odontológico. Ali, o CORONEL PM BIO e o TENENTE-CORONEL PM SOUZA ouvem a defesa da monografia do TENENTE-CORONEL PM HERMES CRUZ. Será nesse mesmo lugar que irei expor sobre REFÉNS no dia 9 de dezembro. O TENENTE-CORONEL PM NEY MOREIRA DOS SANTOS faz sua defesa no auditório do CAES. O TENENTE-CORONEL PM VITIELLO inicia sua defesa às 16 horas no Auditório do Centro Odontológico. Encontro com dois membros da Comissão que irão examinar o trabalho do VITIELLO: CORONÉIS CÉLIO e RISSI (foi promovido a este posto no último sábado, juntamente com o AQUINO).
Nesta segunda-feira refugiados chilenos invadiram o prédio do ALTO COMISSARIADO DA ONU, no RIO DE JANEIRO Temem represálias após a “desova” do TENENTE-CORONEL CARLOS CARREÑO em SÃO PAULO.
GORBATCHOV chega hoje aos ESTADOS UNIDOS.    
27 a. UNESCO, Organização das NAÇÕES UNIDAS para a Educação, Ciência e Cultura, declara BRASÍLIA como patrimônio Cultural da Humanidade, em 7 de dezembro de 1987.
26 a. primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em SÃO PAULO, em 7 de dezembro de 1988.
26 a. um terremoto de 6,9 graus na Escala RICHTER atinge a ARMÊNIA, causando a morte de mais de 25 mil pessoas em 7 de dezembro de 1988.
26 a. líder palestino YASSER ARAFAT admite pela primeira vez, a existência de ISRAEL, em 7 de dezembro de 1988; O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado. 
26 a. falece o bioquímico americano MARTIN RODBELL, em 7 de dezembro de 1988. Ganhou o PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA em 1994. Nasceu em 1925.
25 a. falece o compositor SAMMY FAIN, em 7 de dezembro de 1989.
24 a. PAPA JOÃO PAULO II edita a encíclica REDEMPTORIS MISSIO sobre a validade permanente do mandato missionário, em 7 de dezembro de 1990.
24 a. falecem: a atriz JOAN BENNETT e o diretor e dramaturgo polonês TADEUSZ KANTOR, em 7 de dezembro de 1990.
24 a. do encontro de esposas de CORONÉIS, em SOROCABA, proporcionado pela senhora do CORONEL ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES, então comandante do CPAI-7. LUCINDA e dona MÉRCIA, esposa do CORONEL DALMIRO GOMES compareceram. Foi em 7 de dezembro de 1990.
22 a. falece o ex-deputado federal e ex-diretor da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, Dr. RUY DE MELLO JUNQUEIRA, no dia 7 de dezembro de 1992. Nasceu em 5 de setembro de 1910.
21 a. da TRAGÉDIA DE NOVA IORQUE, onde o jamaicano COLIN FERGUSON, por questões raciais, fuzilou e matou seis pessoas no interior de um trem, em 7 de dezembro de 1993.
21 a. um conselho multirracial assume o governo da ÁFRICA DO SUL, em 7 de dezembro de 1993.
21 a. falece WOLFGANG PAUL, físico alemão, em 7 de dezembro de 1993. Nasceu em 1913.
20 a. da PRIVATIZAÇÃO DA EMBRAER, em 7 de dezembro de 1994.
20 a. começa o julgamento do presidente FERNANDO COLLOR e do tesoureiro de sua campanha presidencial, PAULO CÉSAR FARIAS, em 7 de dezembro de 1994.
20 a. YASSER ARAFAT, presidente da ORGANIZAÇÃO PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA – OLP – exige que seja respeitada a sua autoridade na margem ocidental do RIO JORDÃO e na FAIXA DE GAZA, em 7 de dezembro de 1994.
19 a. uma sonda da nave espacial GALILEO entra na atmosfera de JÚPITER e transmite informação durante 75 minutos, em 7 de dezembro de 1995. A nave é destruída pela pressão atmosférica do planeta.
18 a. após 18 dias em órbita, a nave espacial COLÚMBIA retorna a TERRA com sua tripulação, em 7 de dezembro de 1996. É o vôo de maior duração na história do veículo espacial norte-americano.
17 a. das anotações feitas em 7 de dezembro de 1997: logo cedo, neste domingo, o tio da FÁTIMA já está ajudando o namorado da MARLENE a montar a rede elétrica da casa que está sendo construída. LUCINDA não pode ir em POÁ porque precisa cuidar do almoço. Com dores no pé direito, bastante desanimado por causa do ácido úrico, dirijo o SANTANA até POÁ, a fim de visitar minha mãe. A Rua 26 de Março está interditada para a colocação de enfeites de Natal. Deixo o carro no LAVA RÁPIDO do SANTARELLI. Minha mãe mostra uma colcha toda bordada à mão, que pertenceu à falecida tia ANTONIETA. Ela já manteve um contato telefônico com a LUCINDA e esta quer comprá-la. Faço um cheque de trezentos reais para o CIDO, filho da falecida tia ANTONIETA. Conversamos com meu genro ADALVO, com minha filha MARIZETE. O pequeno FELIPE, filho do casal, encontra-se na casa da mãe do ADALVO, sua avó. Faço a minuta de uma carta para prima NAIR, que há 25 anos reside em PORTUGAL. Minha mãe insistiu várias vezes para que eu escrevesse para essa nossa parente. Amanhã devo colocá-la no correio, Um tanto angustiado, descontente por ver minha mãe capengando aos 89 anos de idade, permaneço em POÁ até 17:15 horas. Os anos fizeram muito estrago com dona ALICE. Em casa, na biblioteca, leio minhas memórias até tarde. Assisto: CLÁSSICOS EM MANCHETE, com músicas de WOLFGANG AMADEUS MOZART e PETER TCHAIKOVSKI. O maestro é HERBERT VON KARAJAN.
A PONTE PRETA, de CAMPINAS, e o AMÉRICA MINEIRO encerram suas campanhas na Série B do Campeonato Brasileiro com resultados que garantem a promoção de dois times à elite do futebol brasileiro em 1998: PONTE PRETA 1 x NÁUTICO 1; AMÉRICA MINEIRO 1 x VILA NOVA, de GOIÁS, 0.
Tivemos o último jogo da segunda fase do Campeonato Brasileiro> VASCO 1 x JUVENTUDE 1.
COPA DO MUNDO FEMININA DE TÊNIS: ANKE HUBER é a campeã ao vencer MARTINA HINGIS.
O PM FERNANDO RIBEIRO DA CRUZ, de 29 anos, foi morto a tiros dentro do 2º Distrito Policial de SÃO BERNARDO, durante tentativa de resgate de presos. Às 5:15 horas, cinco homens com metralhadoras, segundo a polícia, invadiram a delegacia para resgatar três presos. Três pessoas foram tomadas como reféns. O PM entrou para apresentar uma ocorrência e foi baleado. Um investigador e um escrivão resgataram as armas e atiraram. PAULO ROGÉRIO CUBYA, de 24 anos, do grupo que tentava o resgate, foi ferido. Os outros fugiram.     
16 a. falece VALENTINO GUZZO, a "VOVÓ MAFALDA" DO SBT, em 7 de dezembro de 1998.
16 a. BÓRIS YELTSIN, recuperando-se de uma pneumonia, sai do hospital por três horas e demite vários de seus principais ajudantes, em 7 de dezembro de 1998. Outras anotações nesta segunda-feira: minha visita a POÁ, ontem, deixou-me deprimido e de mau humor. Ver minha mãe capengando, com a saúde combalida, aos 90 anos, é algo que não me agrada em nada. As recordações de POÁ também são sofríveis. Volta o calor. Converso com vários oficiais no MMDS. CRISTIANO encerrou seus trabalhos na OPERAÇÃO CRUZEIRO e apresentará seu relatório no dia 14 próximo.
Motoristas e cobradores deixam 136 mil passageiros a pé nesta manhã. Param os terminais PARQUE D PEDRO e PRINCESA ISABEL e a Avenida GUARAPIRANGA. A greve começou às 7:50 horas e vai terminar depois do meio-dia. O protesto é pela falta de pagamento de salário de novembro e da primeira parcela do 13º salário. Amanhã eles deverão aumentar o número de ônibus parados caso a situação não seja resolvida.
O governador MÁRIO COVAS está com câncer na bexiga. O tumor fica na parece esquerda da bexiga, infiltrado no músculo do órgão. COVAS será submetido a uma nova cirurgia, ainda nesta semana.
HUGO CHAVEZ é o novo presidente eleito da VENEZUELA nas eleições de domingo (ontem).
O presidente russo, BÓRIS YELTSIN, teve de retornar ao hospital onde havia permanecido duas semanas por causa de uma pneumonia. Ele havia sido internado em 23 de novembro e hoje voltou ao KREMLIN, onde despachou durante somente três horas.
CORONEL ARY CANAVÓ encontra-se no RIO. É um sossego trabalhar sem a sua presença. No BANESPA, conversei hoje com o nosso velho colega da ESCOLA DE OFICIAIS (ele era terceiroanista quando eu era “bicho”), CORONEL PM Res CARLOS JOSÉ SCHMIDT, que chegou a ser Comandante do Corpo de Bombeiros. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1959. O gerente FERNANDO está na onda natalina, com uma touca de PAPAI-NOEL.
Hoje à noite teremos uma sessão solene na Assembléia Legislativa. A Polícia Militar de São Paulo será homenageada pela passagem de seu 167º aniversário.       
15 a. das acusações de corrupção no Centro, através de um vídeo fornecido pelo tenente DOUGLAS - (162/ 213 213 1 152), em 7 de dezembro de 1999.
15 a. da prisão de três vereadores corruptos em GUARULHOS: OSWALDO CELESTE, WALDEMAR RAMOS e FAUSTO MARTELLO, no dia 7 de dezembro de 1999.   
15 a. editado o decreto que dissolve a REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, em 7 de dezembro de 1999. Outras anotações nesta terça-feira: passo pela agência BANESPA – CCB. Recebo 1.650 reais. O pagamento do 13º salário será no dia 20. Os integrantes do MMDS estão empenhados em aulas os shoppings da área Leste e SHOPPING “D”.
Revejo o vídeo da corrupção no centro da cidade. Isso foi realizado pelo DOUGLAS com uma câmera indiscreta, colocada em ponto crucial da realização dos “achaques”, principalmente dos investigadores na área centro.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES não vem ao MMDC nesta tarde. Telefona para dizer que está preocupado com problemas particulares. Seguem hoje as convocações para os conselheiros. Trata-se da reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para o dia 16.
CORONEL PM LEMES irá conversar com o desembargador ÁLVARO LAZZARINI sobre a sua indicação para ser Conselheiro do MMDC.
CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES passa pela Sociedade. Traz o currriculum da LOJA MAÇÔNICA que irá receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA, no dia 14 de dezembro.
Em GUARULHOS, na véspera do seu 439º aniversário, acontece as prisões dos vereadores OSWALDO CELESTE (presidente da Câmara), FAUSTO MARTELLO e WALDOMIRO RAMOS, sob a acusação de concussão e de corrupção passiva. Dois promotores comandaram a operação de detenção.
Superando a trauma da perda do título do MUNDIAL INTERCLUBES, em TÓQUIO, o PALMEIRAS venceu nesta noite, por 3 a 0, o SAN LORENZO, da ARGENTINA e se classificou para a final da COPA MERCOSUL.
Depois do futebol na BANDEIRANTES, assisto o filme nacional TIETA DO AGRESTE.   

ACONTECEU EM 7 DE DEZEMBRO DE 2000 :   -   QUINTA-FEIRA
ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL na ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DA POLÍCIA MILITAR, presidida pelo CORONEL NIOMAR CYRNE BEZERRA; 1o.SECRETÁRIO, CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA; 2o.SECRETÁRIO, MAJOR ARLINDO PICOLI. Pouco depois de iniciada a votação, o candidato a Presidente da Diretoria Executiva, CORONEL FRANCISCO TEIXEIRA, entrega um documento pedindo a impugnação da eleição porque a cédula não está de acordo com a regulamentação. Isso cria um problema para o presidente que renuncia ante o impasse. Como não deixaria de ser, recusei substituí-lo, também renunciando à ASSEMBLÉIA. Depois de muita discussão é escolhido o Cel. Ref. RAUL DA LUZ para presidir a ASSEMBLÉIA. O CORONEL TEIXEIRA diz que irá contestar a validade da eleição na Justiça.   

A MAFIA CHINESA voltou a atacar em SÃO PAULO. Dois homens com traços orientais entraram atirando em uma lanchonete da rede FRAN'S CAFE, na LIBERDADE, Rua TAMANDARÉ. O alvo eram três chineses: HE XI YOU e MA CHEN KU, que morreram, e KO TONEN, que sobreviveu, mas acabou preso por estar com seis papelotes de cocaína. LI DA, suspeito de participar do crime, foi  detido, mas testemunhas não o reconheceram. Ele foi autuado por tráfico de drogas.

FRANCISCO TEODORO foi exonerado da diretoria da FEBEM de FRANCO DA ROCHA, onde estava BATORÉ, de 17 anos, acusado de l5 homicídios. Para a presidência da FEBEM, TEODORO foi negligente ao permitir o transporte do menor ao fórum sem escolta.

No primeiro dia de reunião de cúpula de QUINZE PAÍSES, membros da UNIÃO EUROPÉIA, marcada por atos de violência, nas ruas de NICE, na FRANÇA, os CHEFES DE ESTADO e GOVERNO presentes firmaram simbolicamente a CARTA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, que disciplinam a atuação dos membros da instituição em relação aos direitos econômicos e sociais. NEONAZISTAS, SINDICALISTAS, AMBIENTALISTAS, SEPARATISTAS BASCOS e COMUNISTAS protestaram contra os efeitos da globalização e da integração européia. A policia usou granadas de gás lacrimogêneo para contar a multidão enfurecida que pedia  o fim da globalização.    

ACONTECEU   EM 7 DE DEZEMBRO DE 2001 :   -     SEXTA-FEIRA
SOLENIDADE DE ENTREGA DE ESPADAS AOS ALUNOS DO CURSO DE HABILITAÇÃO AO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, na APMBB.
Essa solenidade está marcada para 9 horas e o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES pediu-me para acompanhá-lo nesse evento. Para tanto, pego uma “carona” com o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando ele sai de casa para o CSM/AM, antes das 6 horas. Na Rua ALFREDO MAIA, onde fica o quartel do JOÃO, aguardo no carro até às 7h30 para então me dirigir ao metrô. Desço na estação MARECHAL DEODORO, indo então ao prédio onde o Sr. MARCONDES reside. Ali, o PM HILÁRIO aguarda o vice-presidente do CONSELHO SUPREMO se aprontar, a fim de guiar seu carro até à APMBB. Vestindo um terno branco, marca registrada do Sr. MARCONDES, vamos para a ACADEMIA DE POLÍCIA DO BARRO BRANCO. Somos recebidos pelo CORONEL CASADO, atual comandante da APMBB. Notamos as presenças das seguintes pessoas: deputado estadual CELSO TANAUI, desembargador ÁLVARO LAZZARINI, atual 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça; desembargador LUÍS MACEDO, corregedor-geral da Justiça; Coronel JOÃO FRANCISCO GIURNI DA ROCHA, no lugar do Coronel RUI CÉSAR MELO, comandante-geral que se encontra em TATUÍ, acompanhando o governador GERALDO ALCKMIN; Cel. ELZIO LOURENÇO NAGALLI, comandante do CAES; Coronel OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, comandante do CPChq; Coronel JAIRO PAES DE LIRA, comandante do CPAM-3; Coronel JAIR PACA DE LIMA, comandante do Corpo de Bombeiros da Capital; Coronel FERNANDO PEREIRA, chefe de Gabinete do Comandante Geral; Coronel CELSO CARLOS DE CAMARGO; Coronel TOMAZ ALVES CANGERANA; Coronel JOSÉ  VASCONCELLOS FILHO; Coronel WALDIR DOS SANTOS; Coronel SALVADOR PETTINATO; Tenente-Coronel RENATO PENTEADO PERRENOUD; Tenente-Coronel JOEL DE AUGUSTO; Tenente-Coronel PAULO DE TARSO DIÓGENES; Coronel Res. FERNANDO BALESTRERO FLÓRIO; Professora MARGARIDA DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO, titular da cadeira de Português da Escola de Oficiais; sargento reformado do Exército, ALÍPIO BRAZ, que é diretor do patrimônio da Associação dos Ex-combatentes da Segunda Grande Guerra, setor de São Paulo e muitos outros oficiais e convidados. Notamos que parentes e amigos dos 71 formandos compõem um pequeno exército nas proximidades do palanque.
Preside a solenidade o 1º VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, desembargador ÁLVARO LAZZARINI.
Com o Tenente-Coronel JOEL DE AUGUSTO e a tenente P5 do CPAM-7 acertamos os detalhes para a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA para o CORONEL MÁXIMO, comandante daquela área. O Sr. MARCONDES propõe-se a fazer a entrega da láurea, precisando apenas de condução.
O comandante do pelotão dos formandos é o nosso velho conhecido do choque (servia no 3º BPChq), o CAPITÃO WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO. 
O primeiro colocado do CURSO é o 2º Sargento DANIEL DA COSTA DIAS, promovido a 2o tenente QAOPM . Tirou a média final  9,283.
Aproveitamos a oportunidade dessa solenidade para divulgar a reunião do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em 27 de dezembro, no QUARTEL DO COMANDO GERAL, quando será apresentado oficialmente o site da Sociedade, na INTERNET, conversando a respeito com o Cel. CASADO, Ten. Cel. PERRENOUD e outros oficiais. Vamos deixar a APMBB depois das 11 horas. O Sr. MARCONDES deixa-me na estação SANTANA, do metrô. Ainda vou participar do final da reunião dos oficiais do MMDS, quando foi apresentado o plano SÃO GERALDO, que terá início em 19 de dezembro.

O assassinato do velejador neozelandês PETER BLAKE foi destaque hoje nos principais jornais do mundo. A imagem do BRASIL no exterior ficou abalada com esse crime. Sete dos integrantes da quadrilha que matou PETER BLAKE foram presos pela Polícia Civil do AMAPÁ. Um deles, RICARDO COLARES, acusado pelo assassinato, disse que realmente fez dois disparos, mas não sabe se acertou o velejador.

EM 20 MINUTOS, ZÉLIA GATTAI É ELEITA PARA  A ABL: -
Ela teve 32 votos contra 4 de JOEL SILVEIRA e ocupará a cadeira que foi de JORGE AMADO, seu marido que morreu do dia 6 de agosto.

SUSPEITA DE TRÁFICO DE ÓRGÃOS EM MINAS GERAIS:- Uma história de arrepiar aconteceu em Belo Horizonte. No que parece ser um caso de roubo de órgãos para venda, o corpo da estudante THAÍS LEVIANE BRAGA, DE 21 anos, ficou desaparecido por várias horas e, ao ser levado para o velório, estava sem  as vísceras, incluindo o fígado, um dos mais procurados para transplante. Ela deu entrada no Hospital JOÃO XXIII no dia 6, por causa de um acidente de moto. Segundo o tio de THAÍS, MOZAIR BRAGA, chegou ao hospital com vida. Horas depois, a mãe da estudante, MÁRCIA FERREIRA, foi informada que a garota estava morta. Ela notou que algo estava errado, quando quis ver o corpo. Havia desaparecido. Só reapareceria vinte horas depois, no INSTITUTO MÉDICO LEGAL. A retirada das vísceras foi descoberta num exame de necrópsia. Os familiares acreditam que THAÍS tenha tido morte cerebral e foi vítima de traficante de órgãos.
 
NO VATICANO, MAIS UM PASSO PARA BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE. A SANTA SÉ reconhece documentos sobre a vida da freira baiana que viveu entre pobres. O pedido de beatificação foi encaminhado pelo cardeal-arcebispo de SALVADOR, dom GERALDO MAJELLA AGNELO, em janeiro de 2000.

Os americanos lembraram hoje os SESSENTA ANOS do ataque japonês a PEARL HARBOR que deixou 2.400 mortos e 1.700 desaparecidos e arrastou os ESTADOS UNIDOS para a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. A data do devastador e inesperado ataque japonês, em 7 de dezembro de 1941, foi classificada de “DIA DA INFÂMIA” pelo então presidente FRANKLIN DELANO ROOSEVELT.

Um segurança de 21 anos confessou ter esfaqueado e estrangulado a ex-primeira-dama sul-africana MARIKE DE KLERK, de 64 anos, no dia 3 de dezembro último.

A filha recém-nascida dos príncipes NARUHITO e MASAKO foi batizada em cerimônia xintoísta com o nome de AIKO TOSHINOMIYA – escolhido pelo avô, o imperador AKIHITO, como manda a tradição. AIKO significa “amor”, TOSHINOMIYA “princesa de respeito”.

LÍDER TALEBAN FOGE DA RENDIÇÃO EM KANDAHAR:- O TALEBAN desmoronou ao abandonar KANDAHAR, seu último reduto no AFEGANISTÃO. Os combatentes da facção que dominou o país começaram a entregar suas armas a um conselho de anciãos e o caos tomou conta da cidade. O líder supremo taleban, o mulá MOHAMMED OMAR, fugiu para as montanhas. Agora, o terrorista saudita OSAMA BIN LADEN, procurado também pelas forças dos EUA, é considerado um fugitivo da Justiça do AFEGANISTÃO.

Reexamino a última entrevista do CANAL 23, plano organizado pelo Tenente MAS em 2000, merecendo especial atenção pelo desempenho e atuação do responsável pela ação.

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, PAULO RENATO SOUZA, foi internado no Instituto do Coração, em São Paulo, a fim de se submeter a um cateterismo cardíaco, intervenção cirúrgica que permite diagnosticar o grau de obstrução das artérias coronárias.

2 002   :  -    SÁBADO
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, escreve no jornal O ESTADO: “Paradoxalmente, foi a prefeita MARTA SUPLICY que embora tenha assinado esse decreto de cunho protecionista (referindo-se ao Decreto que criou a Semana de Valorização do Patrimônio  Histórico e Cultural do Município de São Paulo) – substituiu a denominação do  TÚNEL 9 DE JULHO e até hoje se mantém silente e incógnita diante do requerimento com milhares de assinaturas que lhe foi entregue em 16 de julho, por representantes de diversas entidades culturais, no sentido de restituir ao  povo de São Paulo a legítima denominação do histórico túnel, conforme amplamente noticiado naquela ocasião”.

Em casa, pela manhã, dona ESMERALDA recebe a visita de seu filho JOSÉ, acompanhado da DORA. MARLENE conta que o JOSÉ CARLOS, filho de dona ESMERALDA (esta, irmã da LUCINDA) e Senhor JOSÉ THOMÁS, mudou-se para BERTIOGA, onde comprou uma lanchonete. Ele e a SÍLVIA já estão de malas prontas para se radicarem naquele município.

Em jogo tumultuado e sob chuva, o CRICIÚMA CONQUISTOU O TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B ao bater, em casa, o FORTALEZA por 4 a 1. PAULO BAIER (3) e DEJAIR marcaram para o campeão e VINÍCIUS (pênalti) fez o gol do time cearense. CRICIÚMA e FORTALEZA são os mais novos integrantes do CAMPEONATO BRASILEIRO, Série A .

Telefona-me o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Conta-me ele que a VEJA SÃO PAULO está publicando uma reportagem sobre a reforma do Monumento–Mausoléu com o título “BANHO NO OBELISCO” – Com pichações e rachaduras, monumento aos heróis de 32 começa a ser restaurado. O maior monumento da cidade, o Obelisco do Ibirapuera – símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932 – ficou um tanto abandonado nos últimos anos. Na cripta, localizada no subsolo, há poças d´água, rachaduras e goteiras. Cupins destruíram a instalação elétrica, enquanto a laje da cobertura corre o risco de desabar. “O estado é precário, pois não temos recursos para a manutenção”, diz o general reformado EUCLYDES BUENO FILHO, membro do conselho da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Essa situação deve melhorar em breve. Responsável pelo obelisco desde sua construção, iniciada em 1947 e concluída em 1960, o MMDC acertou uma parceria com a NESTLÉ para financiar a restauração, orçada em setecentos mil reais. Na semana passada, pedreiros começaram a erguer a estrutura metálica dos quatro painéis que envolverão o obelisco durante as obras. Eles trarão imagens do achocolatado NESCAU, que, como a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, acaba de completar setenta anos. “É inaceitável usar o monumento como suporte de publicidade”, afirma o arquiteto PAULO BASTOS, membro do Movimento Defenda São Paulo. Para BASTOS, o ideal seria colocar apenas uma placa discreta com o nome do patrocinador. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio histórico, o mausoléu guarda os corpos dos quatro estudantes mortos durante um protesto contra o primeiro governo VARGAS (conhecidos como MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO) e de outros 713 ex–combatentes. Para homenageá-los e preservar a memória da rebelião, EMENDÁBILI criou painéis com cenas bíblicas e passagens da história paulista, feitos com pastilhas de mosaico veneziano. Diversos detalhes são alusivos à data de início da revolta, 9 de julho de 1932. A soma dos algarismos da altura é igual a nove, são nove os degraus na entrada, e, junto com o mastro, havia oito palmeiras plantadas (hoje restam quatro). O desenho do gramado, com área de 1.932 metros quadrados, forma um coração, e o obelisco representa uma espada cravada no centro. Para manter a tradição, a reinauguração está prevista para 9 de julho do ano que vem.
  
O promotor JOÃO LUIZ PORTOLAN GALVÃO MINNICELLI TROCHMAN foi preso em flagrante na madrugada, acusado de tentar assassinar a mulher, ERIKA MAY TROCHMAN, em VALINHOS, interior de São Paulo. Ele foi ouvido pelo procurador–geral de Justiça, LUIZ ANTÔNIO  GUIMARÃES MARREY e não negou o crime. Disse apenas que lamentava muito o que havia acontecido. TROCHMAN está recolhido no REGIMENTO DE CAVALARIA 9 DE JULHO, da Polícia Militar, no bairro da LUZ. Segundo MARREY, o crime foi passional. O casal estava em processo de separação. A Procuradoria Geral de Justiça vai investigar o caso e solicitar ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA que o acusado responda ao processo preso. MARREY também vai propor à Justiça o afastamento do promotor de suas funções. Atualmente, TROCHMAN trabalhava na PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA CAPITAL.

O diretor–gerente do Fundo Monetário Internacional – FMI – HORST KOHLER, disse hoje que o presidente eleito,  LUIZ  INÁCIO  LULA  DA SILVA, é “a grande liderança do século XXI”. Ele também disse acreditar que as mudanças na  política econômica que serão feitas pelo novo Governo permitirão que a inflação entre numa “linha descendente”.
       
Dois quadros de VICENT VAN GOGH foram roubados hoje do museu dedicado ao renomado pintor holandês, em AMSTERDÃ. As obras são IGREJA PROTESTANTE DE NEUNEN, de 1884, e VISTO DA PRAIA DE SCHEVENINGEN COM TEMPESTADE, de 1882. O roubo foi descoberto às 8 horas, duas horas antes do museu ser aberto ao público.

SADDAM PEDE PERDÃO POR INVADIR KUWAIT. O presidente do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, pediu hoje desculpas oficiais e públicas ao vizinho (pela primeira vez), com doze anos de atraso. Horas depois, o governo do emirado  rejeitou a “gentileza”. O IRAQUE também enviou à ONU seu relatório (de onze mil páginas) sobre armas de destruição em massa.

Grupos de oposição ao presidente HUGO CHÁVEZ amanheceram hoje na PRAÇA FRANCIA, no bairro de ALTAMIRA, leste de CARACAS, convertida em um altar público após o tiroteio de ontem que deixou três mortos e 28 feridos. Enquanto mulheres choravam pelas vítimas da tragédia, militares – que há sete semanas acampam na praça e desde segunda – feira (dia 2) realizam uma greve geral – culpavam o governo pelos disparos.

O homem italiano que tentou seqüestrar, no mês passado, um vôo da Companhia Aérea ALITALIA, que ia de BOLOGNA a PARIS, foi encontrado morto, hoje, na prisão onde estava, na FRANÇA. Um funcionário da penitenciária, disse que  STEFANO  SAVORANI estava pendurado pelo pescoço em sua cela. A penitenciária já havia iniciado uma investigação a respeito da morte do companheiro de cela do italiano, ocorrida no início da semana. SAVORANI foi preso no final de novembro no aeroporto de LYON depois de ter ameaçado o piloto com uma arma falsa.

ELEITA MISS MUNDO a jovem AZRA AKIN, de 20 anos, da TURQUIA. O concurso começou na NIGÉRIA, mas foi transferido para a INGLATERRA em razão de protestos que resultaram na morte de mais de 200 pessoas. Os manifestantes muçulmanos não gostaram de um artigo de um jornal local no qual a autora dizia que até MAOMÉ se casaria com uma das candidatas.

2 003   :   -      DOMINGO 
Dezoito comunidades de raízes e culturas estrangeiras realizam neste domingo, 7 de dezembro, das 9 h às 18 h, no pátio do estacionamento da Assembléia Legislativa, no IBIRAPUERA, o 2º FESTIVAL DAS COMUNIDADES DE RAÍZES E CULTURAS ESTRANGEIRAS, um projeto que visa resgatar e, ao mesmo tempo, preservar a memória dos imigrantes residentes no País.

Com temperatura de 23 graus, boa para viajar, faço minha caminhada pela Brigadeiro FARIA LIMA, rua LUIZ SERRACENI, rua SANTANA DO JACARÉ, parando na banca do japonês para adquirir as revistas ÉPOCA e ISTO É e o jornal AGORA. Na avenida TIRADENTES, embarco num ônibus que me leva até a estação TUCURUVI, do METRÔ. Tudo dá certo neste domingo, sem perdas inúteis de tempo nas baldeações da SÉ, BRÁS e GUAIANAZES. O resultado é que chego na casa de minha mãe um pouco depois das 12 horas. Ela está preocupada com o almoço e muito mais com a minha saúde. Depois que lhe dei, na semana que passou, a notícia que estava proibido pelo médico de comer doces, ela foi obrigada a mudar a rotina nossa dos domingos. Sempre na casa de dona ALICE há um “docinho” para depois da refeição. Isso vai ter de parar até meados do ano que vem, quando farei novo exame de sangue e irei comparar a taxa de glicose. De resto, vai tudo bem na residência de minha mãe, agora rodando uma nova idade deste o dia 19 de novembro – 95 anos. O meu primo RENATO vendeu seu carro e não mais irá me levar até a estação de POÁ, como era costume, depois das 16 horas. Converso rapidamente com ADALVO, MARIZETE e FELIPE quando já estou deixando a casa de dona ALICE, onde passamos algumas horas agradáveis, neste mês que tem já o sentido do NATAL. Tal como na viagem que fiz até POÁ, o retorno para GUARULHOS também é bem tranqüilo, Encontro LUCINDA com as visitas de seu irmão JOSÉ e a DORA. Logo mais também chega o seu bisneto IAGO, causando uma “revolução” em casa.

JOGOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO: CRICIÚMA 3 x BAHIA 2; SANTOS 2 x GRÊMIO 2; CRUZEIRO 5 x FLUMINENSE 2; GUARANI 2 x PAYSANDU 1; FORTALEZA 2 x CORITIBA 2; FLAMENGO 1 x PONTE PRETA 1; JUVENTUDE 2 x SÃO CAETANO 1.

O PARQUE IBIRAPUERA ganhou nesta noite sua maior árvore de NATAL, instalada perto do Monumento-Mausoléu, com 53 metros de altura – são 3 a mais do que em 2002. Com 620 mil lâmpadas e 25 metros de diâmetro, o enfeite foi montado pelo banco SANTANDER BANESPA e faz parte das comemorações dos 450 anos de SÃO PAULO. O evento começou às 20 horas e contou com a presença de 6 mil pessoas. Antes da iluminação ser inaugurada, houve show musical com a banda MANTIQUEIRA e apresentações circenses com a trupe FRACTONS.  MARTA SUPLICY, seu marido LUÍS FAVRE, além de seu filho, SUPLA, estiveram presentes. A árvore também tem uma cascata e a Oficina do Papai Noel, instalada no seu interior. O local estará aberto para a visitação pública nos fins de semana que antecedem o NATAL.

O casal de namorados ÉDSON NUNES SILVA, de 20 anos, e MARIA GLICÉRIA BARBOSA LINS, de 18 anos, foi encontrado morto, hoje, às 10 horas, em um sobrado na rua SANTA JUSTINA, no ITAIM, zona sul, onde funciona uma loja de cerâmica. O rapaz trabalhava no local como atendente havia três anos. A hipótese mais provável é a de que ele tenha atirado na namorada e depois se matado. Cada um foi atingido com um tiro na altura da cabeça. Os disparos foram de uma arma calibre 38, do pai de ÉDSON SILVA.

Cinco pessoas foram presas em flagrante na madrugada do domingo por tortura, maus tratos e cárcere privado, durante um ritual de candomblé na cidade de REGISTRO, a 231 km de SÃO PAULO. De acordo com a polícia, o grupo mantinha há dez dias uma menina de cinco anos trancada numa espécie de jaula feita de bambu. Policiais chegaram até o local depois de receber uma denúncia anônima de que a criança seria sacrificada. O ritual era realizado num salão de festas no bairro de ARAPONGAL, região rural da cidade. A denúncia foi feita à polícia por volta da meia-noite. Entre os detidos está a própria mãe da menina, SUELI APARECIDA BERNARDO, de 39 anos. Todos negaram que a criança seria sacrificada. Disseram à polícia que preparavam a menina para ser apresentada aos orixás, o que seria uma espécie de iniciação ao candomblé.

Cerca de 40 mil pessoas lotaram hoje as imediações do prédio da GAZETA para ver seus ídolos. É que a RADIO GAZETA, a pretexto de comemorar os 112 anos da AVENIDA PAULISTA, resolveu fazer um festival musical com os artistas mais expressivos de suas paradas musicais. Dentre os destaques: GRUPO ROUGE, ALEXANDRE PIRES, KLB, BR´OZ, BOKALOKA, FÁBIO JÚNIOR e ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO (que foram para lá às pressas, de helicóptero, porque estavam se apresentando no “DOMINGO LEGAL”, do GUGU LIBERATO). E quem fechou o evento foi o padre MARCELO ROSSI.

A atriz CARMEM SILVA, de 84 anos, foi hospitalizada às pressas, na madrugada deste domingo, no hospital MÃE DE DEUS, em PORTO ALEGRE, com grande dificuldade para respirar. O médico CARLOS RIZZON afirmou que ela está internada na UTI, respira por aparelhos e toma remédios para controlar a pressão arterial. CARMEM, que interpretou FLORA, casada com o personagem de OSWALDO LOUZADA, em MULHERES APAIXONADAS, está reagindo muito bem ao tratamento.

O show de ROBERTO CARLOS, ontem, no MARACANÃZINHO, teve um sabor especial para seus oito mil fãs presentes e família. Depois de seis anos sem gravar músicas inéditas, o cantor, que acaba de lançar o disco “PRA SEMPRE”, voltou a sorrir e a emocionar seu público e parentes, que viajaram de SÃO PAULO para assistir o show. Um dos momentos mais emocionantes foi a canção “TE AMO TANTO”, uma homenagem à ex-mulher. “Os anos 90 foram os melhores de minha vida porque estava ao lado de MARIA RITA”, disse. O show foi gravado pela TV GLOBO para o ESPECIAL DE NATAL, que irá ao ar no dia 20, após o capítulo da novela “CELEBRIDADE”.

A senadora HELOÍSA HELENA, ameaçada de expulsão do PT, recusou convite do PMDB para ingressar no partido. HELOÍSA disse que a proposta do líder do PMDB no Senado, RENAN CALHEIROS, não merecia nem comentário.

ELEITO campeão do mundo em número de homicídios o BRASIL, com uma morte a cada 12 minutos. Pela Organização Mundial da Saúde.

A universitária MARGARETH TRAVESSONI, de 21 anos, venceu o concurso FEMINÍSSIMA MODELS 2003, promovido por LUIZA BRUNET.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse hoje em ABU DHABI, capital dos EMIRADOS ÁRABES, que as reformas que deverão ser aprovadas não são as que ele desejava quando enviou as propostas ao Legislativo. De acordo com o Presidente, cabe agora ao Governo aceitar a decisão do Congresso. O presidente tentou mostrar-se animado com o resultado dos acordos firmados no Congresso que levarão à aprovação das reformas da Previdência e Tributária no Senado. Amanhã ele chegará ao EGITO, onde encerrará sua viagem. HOJE À TARDE, ele seguiu para DUBAI, onde abriu a Semana BRASIL nos PAÍSES ÁRABES, principal evento comercial de sua viagem. Ao lado de ministros, ele assistiu a uma apresentação da escola de samba GAVIÕES DA FIEL.

A princesa MÁXIMA, mulher do príncipe herdeiro da HOLANDA, WILLEM-ALEXANDER, deu à luz uma menina, hoje, que se torna a segunda na linha de sucessão do trono. A rainha BEATRIX chegou ao hospital de BRONOVO, em HAIA, no início da noite, sob aplausos de dezenas de pessoas reunidas do lado de fora. Um regimento de cavalaria disparou 101 tiros quando a menina nasceu.

A duas semanas do inverno no Hemisfério Norte, a COSTA LESTE dos EUA enfrenta sua primeira nevasca da temporada. A frente rigorosa provocou pelo menos seis mortes. A neve cobriu de branco o CENTRAL PARK de NOVA YORK e a maioria das cidades da região. Os Estados de NEW HAMPSHIRE e MAINE, no norte do País, enfrentam ventos fortes e se preparam para mais de 60 centímetros de acúmulo de neve em BOSTON e de 40 em NOVA YORK.

CONDENADO a vinte anos de prisão domiciliar ARNOLDO ALEMÁN, presidente da NICARAGUA de 1997 a 2002, acusado de desviar 100 milhões de dólares de fundos do governo para a campanha eleitoral de seu partido. ALEMÁN, de 57 anos, sofre de hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

2 004  :   -   TERÇA-FEIRA
O Presidente da Associação Comercial de SÃO PAULO – ACSP, GUILHERME AFIF DOMINGOS, convida Vossa Senhoria para a Sessão Plenária Solene a realizar-se no dia 07 de dezembro de 2004, às 17 horas, na Rua BOA VISTA, 51, 11º andar, em comemoração aos 110 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ACSP.
Às 18 horas haverá ATO ECUMÊNICO na Igreja BEATO JOSÉ DE ANCHIETA, com apresentação do Coral e Orquestra JOVEM do INSTITUTO BACARELLI.
Às 19:30 horas será inaugurada a iluminação natalina do edifício-sede da ACSP e da Igreja BEATO JOSÉ DE ANCHIETA, seguida de coquetel.

Com a inauguração da Estação de Tratamento de Água – ETA CABUÇU; entrega da Pavimentação do Mutirão da rua AGUDOS DO SUL, esquina da avenida PALMIRA ROSSI com Estrada DAVI CORREIA, e o show do TRIO VIRGULINO, COWBOY FELIX e É D + , às 19 horas, prosseguem as comemorações dos 444 anos da cidade de GUARULHOS.

LUCINDA levanta às 4 horas, para acordar o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Ele vai para o serviço no CSM/AM e a mãe conta-me que, lá pelas 8 horas, que esqueceu de colocar a marmita na mochila do filho. Acha isso uma falta muito grande e se lamenta pelo que aconteceu. Somente lá pelas 10 horas é que o JOÃO dá pela falta da comida e liga para a sua mãe.

Saio tarde de casa. Passo pelo BANESPA a fim de retirar mil reais do pagamento que está saindo hoje. Ali cruzo com o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM VÁGNER FERRARI, que passou para a reserva em 8 de abril de 2004. Na época, ocupava o cargo de Assistente Militar da Assembléia Legislativa. Conversamos sobre a grande mudança que está para acontecer na Cúpula da Polícia Militar, em 28 de dezembro, com a passagem para a reserva de vários coronéis, inclusive o COMANDANTE GERAL, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Fico sabendo que hoje pela manhã houve um incêndio no 1º BPChq “TOBIAS DE AGUIAR”, devido a um curto-circuito. Os comentários sobre esse acontecimento vai-se estender a AORRPM, onde passo em seguida. Ali encontro o CORONEL PM Reserva PAULO GALANTE, que trabalha na Caixa Beneficente da PMESP. Também cruzamos com o MAJOR Ref LAURENTINO SALA e outros conhecidos. Com o MAJOR VICTÓRIO, CAPITÃES ELÁDIO, ALEMÃO, CRISTIANO e tenentes DAMIAN e RAFAEL, troco idéias sobre o incêndio no batalhão da ROTA e outras ocorrências que nos interessam.
Segundo o CORONEL JAIR PACA DE LIMA, Comandante do Corpo de Bombeiros, o fogo foi provocado por um curto-circuito. “O prédio foi construído em 1891 e só as paredes são de alvenaria. O teto e o piso são de madeira maciça. O edifício oferece riscos como qualquer um antigo”, diz o CORONEL JAIR. Segundo ele, o fogo, controlado em uma hora e meia, atingiu 10% do prédio, o equivalente a uma área de 1.800 metros quadrados. O incêndio começou por volta das 3:20 horas no almoxarifado, onde há muito material de fácil combustão, como papéis, fardas, roupas de cama e produtos de limpeza. Na ocasião, havia cerca de 30 pessoas em todo o complexo do Batalhão de Choque, que inclui a ROTA e a CAVALARIA. Mas a maioria dos policiais dormia. Apesar disso, ninguém ficou ferido. Além do almoxarifado, o fogo atingiu o alojamento dos sargentos. Segundo JAIR, o piso do andar superior desabou no intermediário, que caiu sobre o térreo. O oficial afirma que o prédio tem uma brigada de incêndio e que alunos da escola de recrutas que funciona no BATALHÃO DE CHOQUE também ajudaram a retirar o material inflamável.
Os bombeiros conseguiram debelar as chamas por volta das 5 horas. Por causa do incêndio, uma das entradas da estação TIRADENTES do METRÔ chegou a ser interditada naquele horário para o acesso de usuários. O curto-circuito ocorreu em uma sala da administração do quartel. A CET interditou o trânsito em frente à sede da ROTA para que os bombeiros pudessem trabalhar. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico e vinha passando por restauração. Os muros externos já haviam ganhado cores novas. Segundo o CORONEL JAIR PACA DE LIMA, a construção ainda é a original. As madeiras e as telhas vieram da FRANÇA. “Será difícil recuperar tudo”, comenta JAIR.
 
ASSISTO “ROBINSON CRUSOÉ”, com PIERCE BROSNAN, WILLIAN TAKAKU, POLLY WALKER, IAN HART, JAMES FRAIN, DAMIAN LEWIS. É uma adaptação do clássico conto de ROBINSON CRUSOÉ, de DANIEL DAFOE, um marinheiro britânico, único sobrevivente de um naufrágio, que é levado pelas águas até uma remota ilha deserta. Enfrentando os desafios da natureza e vivendo em extrema solidão, CRUSOÉ se vê forçado a lutar contra as armadilhas da própria mente, a fim de se manter longe da loucura. Mas a grande ironia chega por meio de um nativo que CRUSOÉ salva de uma tribo de canibais, o qual batiza de SEXTA-FEIRA. A necessidade urgente de companhia fará CRUSOÉ confrontar seus princípios racistas, nascendo daí um laço tão grande de amizade como ele nunca havia conhecido. E é essa amizade peculiar que lhe dará forças para sobreviver a todas as adversidades e encontrar seu caminho de volta à civilização.

Ás 19 horas, na Biblioteca Municipal MONTEIRO LOBATO, em GUARULHOS, é realizado o primeiro encontro com antigos moradores da cidade. Na oportunidade, ÁLVARO MESQUITA, CELINA BARBOSA, PRIMO POLI e SÍLVIO RIBEIRO irão relembrar fatos e contar experiências vividas na região central da cidade. O objetivo do encontro, que faz parte das comemorações dos 444 anos de GUARULHOS, é resgatar memórias e costumes. No dia 9, às 15 horas, será a vez de JOÃO RANALI e NORMA ZACHARIAS SARACENI prestarem seus depoimentos. Simultaneamente, haverá o lançamento do documentário “HISTÓRIAS DE GUARULHOS” – resultado do trabalho de conclusão do curso do aluno ROBERTO SAMUEL, formado em jornalismo pela UNIVERSIDADE GUARULHOS. Para finalizar, no dia 10, às 10 horas, ERNANI FURINI, MASSAMI KISHI e MANOEL CABRAL falam um pouco de suas experiências.  A BIBLIOTECA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO abriga, desde ontem, a exposição de fotos “GUARULHOS 444 ANOS-DE OLHO NO CENTRO”. No local, o público pode conferir imagens da caminhada fotográfica e registros captados por câmeras artesanais (latas) utilizadas por adolescentes do programa “Oportunidade ao Jovem”, durante curso de capacitação realizado em novembro. A mostra faz parte das comemorações de aniversário de GUARULHOS e tem entrada gratuita.

A prefeita MARTA SUPLICY e o marido LUÍS FAVRE estavam hoje entre os convidados da festa de reabertura do SCALA DE MILÃO. O teatro foi reinaugurado depois de três anos em obras. Irritada com os fotógrafos, MARTA, licenciada do cargo desde o dia 29 de novembro, não deu entrevistas.

STELLA OLIVEIRA DE BARROS, empresária pioneira na organização de excursões de jovens para a DISNEYLÂNDIA, morreu hoje, no RIO, aos 95 anos, vítima do MAL DE ALZHEIMER. Carioca, de ascendência portuguesa, diretora-presidente da STELLA BARROS TURISMO até 1977, ela trabalhou na empresa até os 88 anos, quando recebeu diagnóstico da doença. A empresária, que desde 1957 liderou vendas de pacotes para os megaparques da DISNEY, levou três gerações de brasileiros para os EUA, para a EUROPA e também para destinos turísticos brasileiros. Foi sucedida nos negócios pelo seu filho LUIZ BARROS, 61 anos, que esteve à frente do negócio até o ano 2000. Nesse ano, com a ascensão dos negócios ligados à internet, o grupo VOLANDO, de MIAMI, adquiriu a empresa, mas a operadora faliu em 2003. STELLA BARROS começou seu negócio informalmente nos anos 1950, organizando grupos entre associadas da ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇAS. Mas fez “a AMÉRICA” enviando vovós acompanhadas de seus netos para a FLÓRIDA (EUA).

Em um julgamento que demorou oito horas, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu o SÃO CAETANO com a perda de 24 pontos. O time do ABC caiu da 4ª para a 14ª colocação. Com isso, o PALMEIRAS garante vaga na LIBERTADORES se vencer o CRICIÚMA no dia 11. O médico do SÃO CAETANO, PAULO FORTE, pegou 1.440  dias de suspensão.

A CBF já atua nos bastidores para derrubar no STJD a punição aplicada na madrugada ao SÃO CAETANO pela morte do zagueiro SERGINHO. O clube do ABC foi considerado culpado pela Comissão Disciplinar do tribunal e perdeu 24 pontos. Foi péssima a repercussão do julgamento na CBF. A entidade não fala publicamente, mas considera que o presidente do STJD, LUIZ ZVEITER, articulou para ganhar espaço na mídia na reta final do BRASILEIRO. Segundo disseram membros da cúpula da CBF de forma reservada, o NACIONAL seria manchado.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem novo comandante a partir de hoje. Por decisão judicial, o empresário brasiliense SÉRGIO OPRÉA DE CARVALHO assumiu a entidade na condição de administrador no lugar de NELSON NASTÁS, afastado do cargo de presidente por liminar conseguida pela Federação Brasiliense de Tênis. SÉRGIO comandará a transição na entidade, cuja eleição da nova diretoria está marcada para o próximo dia 17.

A emoção marcou o encontro do maratonista VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA com o grego POLYVIOS KOSSIVAS, que o ajudou a se desvencilhar do ex-padre irlandês CARNELIUS HORAN na maratona dos Jogos Olímpicos de ATENAS. Os dois estiveram frente a frente, hoje, na entrega do Prêmio BRASIL OLÍMPICO, do Comitê Olímpico Brasileiro, no RIO.

O delegado de Polícia Federal JACKSON ROLIM FERNANDES, que integra a equipe de segurança do deputado federal LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS, foi baleado hoje, durante tiroteio. FERNANDES teria reagido a tentativa de assalto. O deputado, porém recebeu a informação com reservas e pede rigorosa apuração. O tiroteio aconteceu em uma oficina mecânica da rua TIJUCO PRETO, no TATUAPÉ. O delegado havia levado seu carro para um conserto quando dois homens tentaram assaltar o estabelecimento.

Após 19 anos de união, CAETANO VELOSO, de 62 anos, e a produtora e empresária PAULA LAVIGNE, de 35, se separaram. A notícia foi confirmada hoje por CAETANO. PAULA deverá continuar administrando a carreira do cantor. O casal, pai dos garotos ZECA e TOM, demonstrou que a relação não ia bem no lançamento da trilha sonora do filme “MEU TIO MATOU UM CARA” (produzido por PAULA e com trilha sonora supervisionada por CAETANO), do diretor gaúcho JORGE FURTADO, na semana passada, no RIO. Na ocasião, ao ser questionado sobre os boatos de que casamento estaria perto do fim, PAULA disse: “O BRASIL está em crise. Por que um casal não poderia estar em crise? Um casal sem crise não é um casal”. Os dois chegaram com os filhos ao evento, mas foram embora em carros separados. Tanto PAULA quanto CAETANO deverão estar no dia 9 em SÃO PAULO para a pré-estréia de “MEU TIO MATOU UM CARA”.

A Polícia Civil prendeu, na noite de ontem, JOSELITO FERREIRA DOS SANTOS FILHO, de 30 anos, também conhecido como ZEQUINHA. Ele estava com a prisão temporária decretada desde março por suspeita de envolvimento no caso conhecido como “poço dos horrores”. Em fevereiro, a polícia descobriu que pelo menos quatro pessoas foram mortas e jogadas em um poço na rua BOA VISTA, SÍTIO SÃO FRANCISCO, em GUARULHOS. ZEQUINHA foi preso quando a polícia investigava um roubo de cargas de móveis de eletrodomésticos. Ele nega participação nos assassinatos.

Deputados estaduais aprovaram nesta noite, em sessão extraordinária na Assembléia Legislativa, projeto do governador paulista GERALDO ALCKMIN, que propõe a reestrutura da Polícia Militar no Estado, redistribuindo o efetivo. O projeto possibilitará a transferência de vagas do quadro de saúde para os quadros operacionais, além de uma reestruturação administrativa em toda a corporação, retirando pessoal dos setores de direção e passando para órgãos de execução do policiamento. O projeto estava na Assembléia desde junho e só foi aprovado hoje devido a pressões e acordo de lideranças.

O DIÁRIO OFICIAL desta terça-feira publicou a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM PÉRCIO CORDEIRO, atual comandante do 12º BPMM. Ele nasceu em 5 de agosto de 1954 (filho do falecido capitão OSVALDO CORDEIRO, com quem trabalhei na área Centro, em 1969/1970, por ocasião da criação do policiamento ostensivo e, depois, em 1977, no 9º BPMM, quando ele foi promovido a MAJOR). Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.

Grupos rebeldes iraquianos explodiram bombas hoje à tarde em duas igrejas cristãs em MOSSUL, norte do país, causando ferimentos em três pessoas. Os ataques ocorreram quase ao mesmo tempo e, aparentemente, têm como objetivo instigar conflitos entre os grupos religiosos e étnicos de MOSSUL, a terceira maior cidade do país.
 
HAMID KARZAI tomou posse hoje como o primeiro presidente eleito democraticamente no AFEGANISTÃO, prometendo buscar a paz e acabar com a dependência econômica dos narcóticos. A cerimônia transcorreu sob rígido esquema de segurança, diante das ameaças de militantes talebans. Na platéia, dois poderosos representantes dos EUA, país responsável pela chegada ao poder de KARZAI: o vice-presidente, DICK CHENEY, e o secretário da DEFESA, DONALD RUMSFELD. Além deles, mais de 100 convidados assistiram ao juramento do presidente. “Com a cooperação internacional nós podemos erradicar o terrorismo do AFEGANISTÃO”, disse HAMID KARZAI.

O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, discursou durante uma simulação da BATALHA DE MOSCOU, na qual o EXÉRCITO VERMELHO derrotou os nazistas na 2ª GRANDE GUERRA. Sobreviventes do combate, travado em 7 de dezembro de 1941, assistiram à encenação num campo de treinamento militar perto de MOSCOU. Soldados russos usaram trajes da época e o cenário, sob a neve, lembrava o da guerra. A BATALHA DE MOSCOU  foi a primeira grande derrota das tropas nazistas e abriu caminho para a derrocada alemã na BATALHA DE STALINGRADO, que mudou o curso do conflito.

Lançada a versão 1.0 do MOZILLA THUNDERBIRD.

2 005  :  -    QUARTA-FEIRA
Quase que o CABO JOÃO perde a hora. O relógio não despertou. Vou acordar a LUCINDA quando são 6 horas. Depois, não dormi mais, pensando em organizar uma listagem de autoridades que devem ser convidadas para a ENTREVISTA COLETIVA do dia 16 de dezembro, bem como da imprensa falada e escrita. Assim é que permaneço até às 11 horas relacionando isso. O ROMAGNOLI telefona-me. Está colocando no ar o texto que serve de “bússola” para o dia 16. Como ainda estou sem o computador, nada posso fazer.
Mantenho uma ligação telefônica com o GINO. No jantar do dia 5, uma senhora, nossa associada, prontificou-se a trabalhar na nossa diretoria. Como o cargo de DIRETORA DO SERVIÇO SOCIAL está vago, peço a aprovação do presidente. Ele concorda na nomeação de dona MARY JANE SEALDREW MENDES para esse cargo. Depois, ligo para essa senhora e explico-lhe a anuência do presidente e a sua posse marcada para a próxima reunião de diretoria, em 15 de dezembro.   
Sofrível a ida para a cidade de SÃO PAULO. Muitos carros na DUTRA e o ônibus, em que estou, chega na ARMÊNIA por volta das 13 horas.
Na PRAÇA DA SÉ, defronte o TRIBUNAL DE JUSTIÇA, muitos carros e muita agitação. Está terminando a eleição do novo presidente. O desembargador CELSO LIMONGI foi eleito para o biênio 2006/2007. Com uma campanha em que promete democratizar e modernizar a Justiça paulista, LIMONGI teve 157 dos 353 votos válidos. Ele é considerado menos conservador que o atual presidente, LUIZ ELIAS TÂMBARA, e sua vitória é atribuída, principalmente, a votos de magistrados mais jovens, originários dos extintos tribunais de alçada. O segundo colocado, MOHAMED AMARO, teve 105 votos. JOSÉ MARIO CARDINALE teve 64 votos e RUY PEREIRA CAMILO, 44. Também foram eleitos: o novo vice-presidente, CAIO EDUARDO CANGUÇU DE ALMEIDA, e o Corregedor Geral, GILBERTO PASSOS DE FREITAS.  
Na Entidade que dirijo, os oficiais estão apreensivos, pois ontem não compareci no MMDS, face os problemas na Sociedade. Atualizamos nossa agenda. Problemas com o RONALDO, ultimamente sem saber o que fazer, não produzindo nada. Sua situação não é boa. Procura ajudar, mas está desanimado e sem condições mentais para trabalhar. VICTÓRIO explica em detalhes o que ele vem fazendo na Instituição. Mas não posso permanecer muito tempo ali e passo a incumbência de resolver outros problemas para o MÁRIO MARGARIDO.
Nessa quarta-feira do encontro, no MMDC, estamos com o presidente, seu filho ALDO STRUFFALDI, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM (muito dispersivo. Quer ajudar, mas atrapalha), CORONEL ARY CANAVÓ. Ainda não temos notícias do CORONEL MENDES. Assim que o ROMAGNOLI manda, via internet (ele não poderá vir nesta tarde), o texto elaborado ontem, mostro o mesmo para o presidente e o leio para as demais pessoas que estão na Sociedade. Agora, o jeito é divulgar ao máximo o que produzimos. Os presentes irão fazer isso. O ROMAGNOLI já mandou o texto para muita gente.
Dona ODETE, uma de nossas associadas, tem descoberto muita coisa interessante sobre o TÚNEL NOVE DE JULHO. Recentemente, ela entregou um postal de 1940, sobre o túnel. Hoje, traz mais cópias de revistas, da década de 1950, provando a existência do TÚNEL NOVE DE JULHO, mudado de nome por uma graça da ex-prefeita MARTA.
Chega na Sociedade um novo Contrato da FARAH SERVICE e Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Acontece que o CORONEL MENDES não se encontra e o contrato é assinado apenas pelo GINO e por mim. O GENERAL BUENO irá levá-lo ainda hoje ao CONDEPHAAT, para aprovação. Diz respeito ao restauro do Monumento-Mausoléu e a uma indenização de trinta e seis mil reais para com a Sociedade, pela demora que está levando esse trabalho. O ROMAGNOLI toma conhecimento disso, por telefone.
Depois de uma tarde trabalhosa, deixo a Sociedade por volta das 17 horas. Agora cai a temperatura e começa uma garoa enjoada. Em GUARULHOS, LUCINDA e MARLENE contam-me que estão fazendo negócio com uma casa de frente da nossa, onde moram os “baianos loucos”. O seu preço era de 85 mil reais e LUCINDA ofereceu 70 mil. Vamos agora examinar a documentação e ver se há condições de compra.
O PEDRO traz um novo HD. Diz que o do meu computador está mesmo com sérios problemas e ele irá levar um bom tempo para consertá-lo. Como sabe que tenho de digitar minhas memórias diariamente, além de outras notícias que acontecem, achou por bem deixar comigo um outro HD a fim de que não me prejudique.
Assim é que, depois de instalada a máquina, procuro nesta noite, adiantar um pouco as anotações que tenho dos dias em que fiquei sem poder digitar. Também procuro ler as mensagens que me foram mandadas pela internet e, na medida do possível, respondê-las.

O EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU disse à revista FÓRUM que o governo acabou. “Eu sou um símbolo. Na verdade, não sobrou nada no governo. LUIZ GUSHIKEN, GILBERTO CARVALHO, ANTÔNIO PALOCCI, JOSÉ DIRCEU!. Ele chamou o presidente de “personagem difícil” e disse que deveria ter deixado o governo antes. Hoje, LULA defendeu DIRCEU: declarou que o levaria para seu palanque eleitoral, “porque nada foi provado contra ele”, e negou que fosse o articulador do mensalão.     

RONALDINHO GAÚCHO é o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo em eleição realizada pela FIFA, a de mais prestígio do futebol. O craque brasileiro teve ampla vantagem na votação sobre os principais concorrentes, seu companheiro de BARCELONA,SAMUEL ETO´O, de CAMARÕES, e o inglês FRANK LAMPARD, do CHELSEA. A entrega do troféu ocorrerá em festa de gala a ser realizada em ZURIQUE, na SUÍÇA, sede da FIFA, no dia 19.

O investigador WILLIAM WÁGNER GUARDA, 45 anos, premeditou a morte do irmão caçula, o delegado SÉRGIO RICARDO GUARDA, 40 anos. Horas antes do crime, durante uma reunião com o advogado que concluiu a divisão de bens (imóveis)  entre os irmãos, insatisfeito com a partilha, WILLIAM avisou “Vou matar o SÉRGIO”. Temendo a fúria do filho, o pai, o sargento reformado WÁLTER GUARDA, foi à Corregedoria da Polícia Civil para pedir providências. Não deu tempo. Quando prestava a queixa, foi informado que a tragédia já tinha acontecido. Ao ser questionado pelo delegado ITAGIBA ANTÔNIO VIEIRA FRANCO, chefe do DIVECAR, WILLIAM respondeu com tranqüilidade. “Eu vim aqui só para matá-lo”. Levado para a Corregedoria da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado, o investigador reafirmou que tirou o dia de ontem para resolver a partilha dos bens. “Era o DIA D. Saí disposto a resolver a pendência. Mesmo que isso significasse matar o meu irmão”, disse WILLIAM ao delegado da Corregedoria que o interrogou.
“Eu perdi os meus dois filhos”, disse o sargento reformado WÁLTER GUARDA durante o velório do filho. O corpo do delegado SÉRGIO GUARDA foi velado na Academia da Polícia Civil e enterrado às 15 horas no Cemitério do MORUMBI. SÉRGIO era casado com a delegada MEG HISSA GUARDA, assistente do Aeroporto de CUMBICA, e não deixa filhos. Segundo o delegado FRANCISCO ALBERTO SOUZA CAMPOS, WÁLTER GUARDA tinha um patrimônio de mais de 30 imóveis, entre apartamentos e estacionamentos. “A desavença familiar teve início há muito tempo, quando WILLIAM herdou um apartamento de um quarto e SÉRGIO, de dois. O pai me disse que pagou em dinheiro essa diferença, mesmo assim WILLIAM se sentida passado para trás”, disse CAMPOS.  

CONDENADO a 73 anos e quatro meses de prisão o traficante EDUÍNO EUSTÁQUIO ARAÚJO FILHO, conhecido como DUDU DA ROCINHA, acusado de latrocínio, homicídio, formação de quadrilha e tentativa de homicídio. No RIO DE JANEIRO.

PREMIADOS no VII PRÊMIO IMPRENSA EMBRATEL os jornalistas ALEXANDRE MANSUR e LUCIANA VICÁRIA, da revista ÉPOCA, e o colaborador HENRIQUE FRUET, com a reportagem “A NOVA GERAÇÃO CONECTADA”, da edição 376, na categoria reportagem de telecomunicações (veículos não-especializados).  No RIO DE JANEIRO.

MORREU nesta quarta-feira o jornalista MANOEL BERNARDEZ MÜLLER, o “MANECO MÜLLER”, aos 82 anos, após sofrer uma cirurgia cardíaca. Com o pseudônimo “JACINTO DE THORMES”, ele se tornou o pioneiro do colunismo social no BRASIL, quando, em 1945, começou a escrever no DIÁRIO CARIOCA.

DECIFRADO o código genético do cachorro doméstico, a partir da fêmea boxer “TASHA”, de 12 anos, em trabalho vinculado à Universidade HARVARD e ao Instituto de Tecnologia de MASSACHUSSETTS. O mapeamento pode ter impacto médico, pois muitos cânceres caninos são biologicamente similares aos humanos. Nos ESTADOS UNIDOS.

MORREU o americano RIGOBERTO ALPIZAR, de 44 anos, alvejado por agentes federais, no Aeroporto Internacional de MIAMI, depois de dizer que tinha uma bomba em sua mala, e sair correndo. A polícia não encontrou explosivos com o suspeito, que chegava num vôo de MEDELLÍN, na COLÔMBIA.

LEILOADA uma réplica do vestido de casamento da PRINCESA DIANA, por 150 mil euros. O vestido era propriedade do MUSEU DE CERA  MADAME TUSSAUD. Em LONDRES.

Um passageiro que dizia ter uma bomba na sua mala foi morto hoje por um agente federal dos EUA no aeroporto internacional de MIAMI. O homem, um americano de 44 anos, desobedeceu ordens de se deitar no chão, correu pela passarela que ligava um BOEING 757 da AMERICAN AIRLINES ao terminal de passageiros e, ao chegar ao que aparentemente era sua bagagem de mão, foi alvejado por um dos dois agentes que o perseguiam. Segundo o porta-voz do Departamento de Segurança dos EUA, BRIAN DOYLE, o passageiro disse que possuía uma bomba em sua bagagem e correu para a passarela que dava acesso ao terminal. Os dois agentes teriam perseguido o homem e ordenado que ele se deitasse. 

2 006   :   -   QUINTA-FEIRA
Mais um dia de temperatura elevada, já prenunciando chuva para mais tarde, tal como tem acontecido em quase esses dias iniciais de dezembro. Não temos problemas de trânsito nesta manhã. Chego cedo no MMDS e vejo que os oficiais estão em atividades. Mas o pensamento deles é acertar as contas para compra de presentes. Convites de participação em eventos de final de ano surgem e cada um faz os seus planos. Mais tarde, com AMÉRICO, vou ao BANESPA. Deposito alguns cheques referentes ao pagamento dos convites para o 2º jantar de confraternização dos associados do MMDC. Depois, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC atendo um senhor que vem buscar informações acerca de como a família deve agir quanto aos bens deixados por uma viúva de ex-combatente. Essa senhora morreu há oito dias. Ainda no 9 de julho, aos 92 anos, ela desfilou com a bandeira da COLUNA ROMÃO GOMES, como sempre vinha fazendo nessa data. Seu finado marido foi dessa coluna. Logo depois de atender esse senhor, chega o SUBTENENTE ARABUTAN APOLÔNIO, acompanhado de um sargento do 2º BPE. Eles tentam arrumar um programa para um cartão de NATAL já “bolado” pelo CORONEL MENDES.
O MENDES entra em contato comigo. Está consertando a parte financeira da Sociedade. Isso deveria ser feito pelo tesoureiro, CORONEL PM Res RICARDO JACOB. Hoje ele não virá ao MMDC, sendo que logo está conosco o advogado ROMAGNOLI.
Por volta das 17 horas, vamos para o Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. O GINO STRUFFALDI não passou pelo MMDC e veio diretamente ao IHGSP. Comparece um número considerável de pessoas para assistir a entrega do III PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR de honra ao mérito por realizações de vida. Nosso conselheiro, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, auxilia o IHGSP no recebimento dos convidados. Não contamos com a presença da presidente, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. O Mestre de Cerimônias é o MALCOM FOREST. Ele chama as autoridades que irão compor a mesa para a realização das homenagens. O PRÊMIO DONOVAN tem como objetivo manter acesa na memória das pessoas os indivíduos, que demonstraram caráter e conduta exemplar ao longo de suas vidas, nas áreas da saúde pública, nos esportes, cultura, educação e política, independentemente do ramo de atividade, ideologia política ou religiosa. Os homenageados são relembrados por terem valorizado a ética, o espírito cívico, a dignidade e a cultura, tendo expressivas atuações em benemerência, solidariedade e melhoria de qualidade de vida.
No ano passado, o PRÊMIO PAUL DONOVAN KIGAR homenageou ALBERTO SANTOS DUMONT, os pioneiros do ar, dentre outras figuras exponenciais.
A banda da GUARDA CIVIL METROPOLITANA abrilhanta a solenidade. Executa algumas músicas antes de se iniciar a cerimônia. Executa o HINO NACIONAL BRASILEIRO e o PARIS BELFORT.
Prefigurando o ano jubilar de 2007, quando se comemorarão os 75 anos da Revolução Constitucionalista, são homenageados “in memorian”: CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ – paulistana, foi uma das pioneiras da medicina feminina no BRASIL; muito atuante na ajuda aos feridos e apoiando as famílias dos combatentes nos episódios de 1932. Foi a primeira brasileira eleita para o cargo de Deputada Federal (1933) e a única mulher a assinar a Constituição de 1934. Foi reeleita pelo Partido Constitucionalista.
CONDE JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO – nasceu em LORENA. Professor de História e Geografia, foi um benemérito; acadêmico da Escola de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO; sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO; parlamentar; idealizador da USP, da Escola de Medicina de SÃO PAULO e do MUSEU DO IPIRANGA; colaborou na inauguração do LICEU CORAÇÃO DE JESUS e do COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION; participou intensamente de inúmeras obras sociais, abrigos e escolas particulares para desamparados. Foi responsável pela vinda a SÃO PAULO de MADRE TERESA DE CALCUTÁ, futura primeira santa brasileira.
MARIA SOLDADO – mulher negra, a cozinheira MARIA JOSÉ BEZERRA da família PENTEADO MENDONÇA, abandonou seu ganha-pão para ingressar no Movimento Constitucionalista, como soldado voluntário. Fez-se passar por soldado para poder lutar pela causa da constitucionalidade brasileira. O jornal A GAZETA, edição de 5 de setembro de 1932, assim se referiu a MARIA SOLDADO: “Uma mulher de cor alista-se na LEGIÃO NEGRA, vencendo toda a sorte de obstáculos e as durezas de uma vida acidentada, uniu-se a seus irmãos negros em pleno combate na frente do sul, descrevendo uma das páginas mais comoventes, cheia de civismo, profundamente brasileira, desafiando a morte nos combates encarniçados, mortíferos, na LEGIÃO NEGRA.
OLÍVIA GUEDES PENTEADO – paulista, mecenas, incentivadora da SEMANA DA ARTE MODERNA DE 1922. Participou de um sem número de obras sociais. Grande líder, foi exemplo edificante do voluntariado feminino de 1932.
PEDRO AUGUSTO CARDIM – Nascido em PORTO ALEGRE, RS, criado em SÃO PAULO, onde se formou advogado pela Faculdade de São Francisco. Fundador do Conservatório Dramático e Musical de SÃO PAULO, principal promotor da construção do TEATRO MUNICIPAL; promoveu a encampação do VIADUTO DO CHÁ pela municipalidade. Foi o “inventor” da ACADEMIA DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO; um dos fundadores da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, dentro de outras realizações  nos campos de teatro e música.
PÉROLA BYINGTON – nasceu em SANTA BÁRBARA D´OESTE. Idealizadora da CRUZADA PRÓ INFÂNCIA; trabalhou na CRUZ VERMELHA norte-americana durante a PRIMEIRA GRANDE GUERRA; deu assistência aos combatentes do Movimento Constitucionalista. Fundou a CASA MATERNAL e o Hospital que leva o seu nome. Muito contribuiu para a saúde da mulher e o combate à mortalidade infantil em nosso país.
Depois temos uma HOMENAGEM ESPECIAL a JOSÉ MINDLIN – paulistano, filho de imigrantes russos, aos 92 anos surpreende pela sua jovialidade. Comparece no IHGSP para receber seu prêmio. É muito aplaudido. Foi repórter do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO. Teve de fugir da II GUERRA MUNDIAL. Foi fundador da METAL LEVE, empresa que muito contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística nacional. Secretário Estadual da Cultura; membro da Academia Brasileira de Letras. Colecionador de livros extraordinários, desde os 13 anos de idade. Há hoje milhares de raridades brasileiras em sua biblioteca particular, a maior do BRASIL. Seu acervo foi doado à USP. Neste dia em que ele está recebendo o PRÊMIO DONOVAN, está sendo lançada a pedra fundamental da biblioteca que abrigará sua coleção.
Numa das partes mais importantes da cerimônia, são homenageados os Esportistas Campeões do Mundo:
ANA MOSER – pelas suas conquistas no vôlei brasileiro e títulos conquistados. Desenvolve importante trabalho no Instituto ESPORTE.
CAFU – atualmente jogando no MILAN, ITÁLIA. Ganhou importantes títulos e desenvolve excelente trabalho na FUNDAÇÃO CAFU.
RAI e LEONARDO – campeões de futebol, atualmente morando na ITÁLIA e que realizam exemplar trabalho na FUNDAÇÃO GOL DE LETRA e da FUNDAÇÃO MILAN.
JANETH – a muito querida jogadora de basquete que, além de inúmeros campeonatos conquistados, dá sua contribuição social através do Centro de Formação Esportiva JANETH ARCAIN.
LARS GRAEL, TORBEN GRAEL e MARCELO FERREIRA – velejadores que defenderam no exterior a BANDEIRA DO BRASIL, praticam hoje cidadania no Instituto RUMO NÁUTICO – PROJETO GRAEL.
Intercalando a entrega dos prêmios, tivemos apresentação de um coral, de uma cantora lírica e também com o PEDRO PAULO PENNA TRINDADE recitando a poesia de PAULO BOMFIM “EU TE AMO SÃO PAULO”.
GINO STRUFFALDI, como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebeu o prêmio “in memoriam” a MARIA SOLDADO. Será encaminhado ao MUSEU MARIA SOLDADO.
A cerimônia é demorada. Um parente de RAMOS DE AZEVEDO nos é apresentado pelo PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Ele conhece muita coisa da Revolução de 1932, mas o tempo obriga a nossa saída. Vamos deixar o IHGSP depois das 20 horas, enfrentando chuvisqueiro. GINO toma um táxi. ROMAGNOLI vai assistir uma aula de um curso que está freqüentando e eu embarco no metrô, para descer na ARMÊNIA e tomar o ônibus para GUARULHOS.
Ainda nesta noite lanço em minhas memórias a bonita solenidade desta quinta-feira, onde conversamos com muita gente que vimos pela primeira vez.  

Na presença de cerca de 60 pessoas, foi lançada hoje a pedra fundamental da Biblioteca Brasiliana GUITA e JOSÉ MINDLIN, na Universidade de SÃO PAULO. A obra deverá ficar pronta daqui a dois anos. A cerimônia começou pouco depois das 11 horas, entre os edifícios da Reitoria e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Estiveram presentes ao evento o Ministro da Cultura, GILBERTO GIL, a reitora da USP, SUELY VILELA, e o professor e crítico literário ANTÔNIO CÂNDIDO, além de parentes e amigos do casal bibliófilo que dá nome à biblioteca.
    
O maior apagão da história da aviação brasileira foi causado por falha humana. Aos prantos, um sargento admitiu hoje ter cometido um erro numa operação de transferência de freqüência de rádio do centro de controle de vôo de BRASÍLIA (CINDACTA-1), o que causou uma pane inédita na terça-feira. Com o apagão, seguiram-se a suspensão de todas as decolagens e o caos nos aeroportos de BRASÍLIA, CONGONHAS e CONFINS. O episódio precipitou mudanças no monitoramento de aviões. O governo anunciou que vai descentralizar o controle, transferindo operações do CINDACTA-1 para centros do RIO e de  SÃO PAULO. O sargento, cujo nome está sendo mantido em sigilo, garantiu que cometeu o erro involuntariamente, por falta de treinamento. Com isso, o governo praticamente descartou a hipótese de sabotagem, embora a Polícia Federal continue investigando o caso. O Comandante da Aeronáutica, BRIGADEIRO LUIZ CARLOS BUENO, reconheceu que o CINDACTA-1 não tinha um técnico especializado capaz de apontar o problema.

Menor bebê nascido vivo no BRASIL, ARTHUR passará o NATAL em casa. Ele teve alta hoje, 123 dias após o nascimento, e deixou a clínica Perinatal, em LARANJEIRAS, na zona sul do RIO, com 2,11 quilos, quase seis vezes mais que ao nascer (385 gramas), no quinto mês de gestação. ARTHUR chegou a pesar 285 gramas e a quantidade de sangue que tinha (22,ml) cabia em meia xícara de café.

O balconista EMANUEL JEFFERSON RODRIGUES DE ANDRADE, de 20 anos, achou que se amarrasse dois pacotes recheados com cocaína em suas pernas não seria descoberto pelos agentes federais do Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS, e conseguiria embarcar para MILÃO, na ITÁLIA, ontem à tarde. No entanto, os policiais sentiram o cheiro da droga e, depois de ser revistado, ANDRADE foi preso e autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas.

A doméstica ANGÉLICA APARECIDA DE SOUZA TEODORO, de 19 anos, só queria dar ao filho, de 2 anos, algo de comer. Sem dinheiro, achou que furtar uma lata de manteiga não seria nada demais. Flagrada, passou 128 dias junto com ladras e traficantes num presídio. Foi afastada de seu filho, e viu a mãe definhar até a morte pelo desgosto de vê-la na cadeia. TECA, como é chamada por amigos e familiares, achava que já havia pago pelo erro. Mas os três reais, preço do produto roubado no mercado, custaram-lhe muito mais: foi condenada a quatro anos de prisão, em regime semi-aberto.
TECA foi presa dentro de um supermercado na zona leste da Capital, em novembro de 2005, com a manteiga escondida na cabeça, sob o boné. O dono do estabelecimento, um PM aposentado, diz que ela o ameaçou de morte. Por conta disso, a 23ª Vara da Capital a condenou por roubo, crime mais grave que furto. Livre desde 23 de março, a jovem lamenta ter perdido a mãe e entristece ao saber que seu filho a chama pelo apelido. Diz ser uma injustiçada. “Passei tudo isso por causa de menos de três reais”. Se a decisão em primeira instância for mantida, ela pagará com um ano de prisão cada setenta e cinco centavos roubados.
O presidente da OAB/SP, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, disse que a condenação de ANGÉLICA TEODORO representa um excesso. Para D´URSO, que é criminalista, o caso poderia ter sido enquadrado no chamado furto famélico. “O delito ocorreu para satisfazer uma necessidade vital, e por um produto de baixo valor. Entendo que foi um erro da Justiça dos homens”, disse o presidente. Para D´URSO, em instâncias judiciais superiores, a acusada deve reverter a condenação.

A Corregedoria de Polícia Civil abriu um procedimento administrativo para apurar a condução do inquérito da polícia de TAUBATÉ no caso da morte da menina VICTÓRIA MARIA DO PRADO IORI CAMARGO, um ano de três meses. A Corregedoria vai apurar o motivo da divergência de laudos e a intenção é descobrir onde houve falha, qual foi o erro e por que ele ocorreu. O delegado-seccional de TAUBATÉ, ROBERTO MARTINS DE BARROS, apresentou hoje o laudo de constatação provisória 9.283/06, assinado por um perito criminal, que indicou presença de cocaína na boca da criança. O teste foi aplicado a partir de um material colhido por uma médica do pronto-socorro”. “Este resultado é de caráter provisório e não confirma necessariamente o resultado de identificação que será enviado no laudo definitivo”.
 
Um motociclista encapuzado matou com oito tiros a assistente da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de SÃO PAULO, BÁRBARA REGINA NUNES DOS SANTOS, de 28 anos. O crime ocorreu hoje de manhã, às 6:50 horas, no JARDIM GUARANI, zona norte da Capital. Após deixar sua casa, na rua ITAMBÉ DO MATO DENTRO, BÁRBARA passou a ser seguida por um motociclista, que estava em uma HONDA preta. Ao vê-lo se aproximando, a assistente retornou à sua residência, mas acabou baleada na entrada da garagem. Sua irmã ouviu os disparos e viu o motociclista fugindo. Segundo ela, o suspeito usava capuz e capacete preto, além de uma blusa azul. BÁRBARA foi socorrida pela irmã e levada ao OS do Hospital VILA PENTEADO, onde morreu.
BÁRBARA ganhou, na semana passada, a guarda definitiva de suas duas filhas mais velhas – SAMANTA, de 11 anos, e LETÍCIA, de 10 – na Justiça. As meninas estavam com o ex-marido dela, o CABO PM IVANILDO LUIZ SANTANA. Além das duas garotas, BÁRBARA tem outra filha, de dois anos, com seu segundo marido. Parentes de BÁRBARA disseram que ela estava recebendo ameaças desde que começou a disputar a guarda das filhas.
À tarde, o CABO PM SANTANA se apresentou ao 74º DP (PARADA DE TAIPAS), onde o caso estava sendo registrado. Ele afirmou que estava trabalhando na 4 ª Companhia do 18º Batalhão pela manhã, no momento em que ocorreu o assassinato.

Assaltada a presidente do Supremo Tribunal Federal, ELLEN GRACIE, e seu colega de corte, GILMAR MENDES. Os ministros iam do Aeroporto do GALEÃO para IPANEMA pela LINHA VERMELHA, uma avenida ladeada por dezessete favelas, quando meia dúzia de bandidos interceptou o carro em que estavam. Eles levaram a mala, a bolsa e uma corrente de ouro de ELLEN GRACIE. Nada foi roubado de GILMAR MENDES. A polícia afirma ter matado dois dos criminosos, num tiroteio, horas depois.

Anunciada pelo Museu Imperial a exposição da pena de ouro usada pela princesa ISABEL para assinar a LEI ÁUREA, que aboliu a escravidão, em 1888. O museu, que fica em PETRÓPOLIS, no RIO DE JANEIRO, comprou a peça em julho do bisneto da princesa, dom PEDRO CARLOS, com 500 mil reais. Ela será exposta a partir deste mês na sala que abriga a coroa e o cetro de dom PEDRO I. A pena é de ouro 18 quilates, cravejada de 27 diamantes e 25 rubis. Em PETRÓPOLIS.

Anunciada a venda da rede de restaurantes HARD ROCK para os índios americanos seminolês, do Estado da FLÓRIDA. A tribo ofereceu 965 milhões de dólares pelo negócio. A transação precisa ser aprovada na assembléia de acionistas do RANK GROUP, dono da rede. Em ORLANDO.

O empresário russo DMITRI KOVTUN, uma das últimas pessoas a se encontrar com o ex-espião da KGB ALEXANDER LITVINENKO, está em coma, contaminado por radiação. Traços de polônio 210, elemento radioativo que contaminou e matou LITVINENKO, também foram encontrados hoje em sete funcionários de um bar do hotel MILLENIUM, em LONDRES, onde os russos se reuniram. “Segundo os médicos que cuidam dele em uma clínica de MOSCOU, KOVTUN está em estado crítico e deve morrer nas próximas horas ou dias”, disse um porta-voz do governo russo. KOVTUN entrou em coma logo após depor como testemunha para representantes da Promotoria e policiais britânicos que estão em MOSCOU. Os sintomas que foram detectados em KOVTUN são similares aos de LITVINENKO, que morreu envenenado em 23 de novembro. 

7 DE DEZEMBRO DE 2007     :      -      SEXTA-FEIRA
Dia chuvoso. Muito trabalho pela manhã. Faço contatos telefônicos com a EMEI “9 DE JULHO”, GINO STRUFFALDI e CORONEL PM MENDES, acertando nossa participação no evento do 20º Aniversário da Escola. Fica decidido que o MENDES aguardará a chegada do GINO e do CORONEL VENTURA estação do Metrô JARDIM SÃO PAULO, às 7:30 horas. Dali, rumaremos para a Rua dos Mártires Armênios, nº 934 (essa rua fica defronte o Hospital Militar). A diretora, Professora ROSÂNGELA, estará nos aguardando para tomar um café.
Com o tempo incerto, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Já se encontra lá o JOSÉ D´AMICO, muito animado com a confecção da placa que deverá ser aposta na frente da Câmara Municipal. Estudamos a data para ser dia 20 de dezembro (falta confirmação da própria Câmara). Elaboramos um convite (minuta) para ser submetida à apreciação dos parceiros nesse evento (Câmara Municipal, OAB/SP, Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial e também o Centro da Memória do TRE/SP). O D´AMICO vai correr esses órgãos, enquanto vou cumprir minha agenda junto aos integrantes do MMDS:  MÁRIO MARGARIDO, PASSOS, CARBAIA; COLOMBO, VICTÓRIO e CRISTIANO. Almoço com essas pessoas. Procuro me entender com o secretário da AORRPM, com relação aos meus hollerits, que não mais estão vindo para essa Entidade. VICTÓRIO vai ao BANESPA para resolver problemas ligados às finanças do MMDS, que sofreram grandes modificações após auditoria verificada no Centro de Processamento de Dados.

A Polícia Civil de TAUBATÉ montou uma equipe especial para investigar o assassinato do ex-prefeito de SÃO BENTO DO SAPUCAÍ, município do interior de SÃO PAULO, GERALDO DE SOUZA DIAS. Ele foi encontrado morto na manhã do dia 30 de novembro no depósito de materiais de construção de sua família. Como o vigia não tinha ido trabalhar, ele passou a noite no local, como fazia de costume.

Ao entrar no 11º dia de jejum em protesto contra as obras de transposição do Rio SÃO FRANCISCO, o bispo de BARRA (BA), dom LUIZ FLÁVIO CAPPIO, recebeu a visita da presidente nacional do PSOL, HELOÍSA HELENA, e de uma comitiva de deputados de SERGIPE, capitaneada pelo ex-governador do Estado, JOÃO ALVES FILHO (DEM). Eles foram a SOBRADINHO (BA), a 554 quilômetros a noroeste de SALVADOR, para prestar solidariedade a DOM LUIZ.  

Ladrões levaram na madrugada desta sexta-feira 48 mil reais de um ponto de recarga de Bilhete Único da empresa PAGUE Express na Estação PATRIARCA do Metrô, na zona leste. A polícia foi avisada às 3:50 horas por uma funcionária da limpeza, que viu a cabine depredada. O crime ocorreu no mesmo lugar em que um jovem foi morto a tiros durante suposta tentativa de assalto em novembro. Sem testemunhas, a polícia conta apenas com as imagens das câmeras do circuito de segurança.

O único sobrevivente do acidente que matou cinco jovens madrugada do dia 5 de dezembro, na MÓOCA, recebeu alta médica hoje à tarde, no Hospital Municipal de TATUAPÉ. O desempregado THIAGO XAVIER DA SILVA, de 23 anos, teve a clavícula quebrada durante a batida. O 57º Distrito Policial (PARQUE DA MÓOCA” tenta decifrar o que aconteceu no acidente. Entre os pontos-chaves para entender o que aconteceu está o depoimento de THIAGO.

A cadeia pública de DRACENA, a 647 quilômetros da capital, foi esvaziada para receber os 31 homens presos na OPERAÇÃO MEXILHÃO DOURADO, que investiga um esquema que desviou 58 milhões de reais da prefeitura de ROSANA, na mesma região. Entre os presos estão empresários, advogados, ex-prefeitos e vereadores de ROSANA, funcionários públicos e um gerente administrativo da Companhia Energética de São Paulo.

A cabeleireira DENISE MASSON BARONIA, de 33 anos, morreu hoje de madrugada, após seu veículo colidir com um caminhão que transportava 19 presos do Centro de Detenção Provisória, de PARELHEIROS, no extremo sul da capital. A cabeleireira morreu na hora.

O presidente da COLÔMBIA, ÁLVARO URIBE, aceitou hoje criar uma zona de negociação com as FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA – FARC – dentro do país. A área será desmilitarizada. Terá cerca de 150 metros quadrados e poderá ser delimitada em qualquer região pouco populosa do interior do país. A medida é apontada por analistas como mais um esforço de BOGOTÁ para negociar com os guerrilheiros e conseguir a libertação de reféns.

2 008     :     DOMINGO
DISTRITO FEDERAL, cidade-satélite do GAMA, a partir das 17 horas. São estes o local e a data daquele que poder ser um jogo histórico para o SÃO PAULO. Após vacilar contra o FLUMINENSE e desperdiçar a chance de fazer a festa em casa, o time do técnico MURICY RAMALHO precisa ao menos empatar com o GOIÁS, o estádio BEZERRÃO, para conquistar o BRASILEIRÃO pela sexta vez em sua história. O ambiente para o jogo, que já estava quente, foi agitado na última hora por uma decisão inédita: a CBF mudou o árbitro por causa de uma suspeita de suborno. No lugar de WÁGNER TARDELLI, apitará o pouco conhecido JAÍLSON MACEDO FREITAS, árbitro baiano da FIFA.
Tentando se manter alheio a isso, o TRICOLOR paulista pretende confirmar o favoritismo e se consagrar como o primeiro hexacampeão do futebol brasileiro. De quebra ainda vai se ver livre de uma longa maldição: nunca, em toda sua história, o SÃO PAULO conquistou três campeonatos de forma consecutiva.
Embora dependam apenas de suas forças para levantar o caneco, os são-paulinos vão ficar de olho no Estádio OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE. Afinal, o vice-líder GRÊMIO precisa vencer o despreocupado ATLÉTICO MINEIRO, no mesmo horário, se quiser ser campeão. Em caso de tropeço dos gaúchos, o SÃO PAULO pode até perder o jogo que, ainda assim, será campeão. 

LUCINDA faz os trabalhos de casa, mas sente as dores que a atormentam há alguns dias. Continua tomando os remédios: diclorenaco sódico, paracetamol e amoxilina. No entanto a verdadeira causa da dor ainda é uma incógnita. O vermelhão causado pelo creme que ela mandou passar também continua. Na segunda-feira irá consultar um dermatologista no ambulatório PADRE BENTO e também marcar uma consulta com um médico reumatologista.
Entro em contato com GINO STRUFFALDI, via fone, para saber se ele irá comparecer no almoço de confraternização da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, marcado para amanhã, ao meio-dia. Ele irá diretamente para a Associação Comercial. Fala a respeito da solenidade de entrega da Medalha MMDC, ontem, no LARGO DO AROUCHE, conforme foi planejado pelo Comandante do 7º BPMM, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA. Diz que estavam presentes os CORONÉIS PM ÁLVARO BATISTA CAMILO (Cmt do CPA/M-1) e DANILO ANTÃO FERNANDES (Cmt do CPA/M-5), bem como o CORONEL ROBINSON SANTIAGO, trajado civilmente. Ele pertence ao Exército e recentemente passou para a reserva. Estava desempenhando suas últimas funções no Comando do Exército Sudeste, no setor de Comunicações Sociais (E-5).  

O gol e impedimento marcado hoje por BORGES merece, evidentemente, ser contestado. Assim como o estranho episódio que provocou o afastamento do árbitro WÁGNER TARDELLI da partida que decidiu o título do BRASILEIRÃO. Mas que ninguém nunca ouse contestar a legitimidade do hexacampeonato tricolor. Afinal, uma equipe que perdeu um só duelo durante todo o returno e que encerrou a competição ostentando invencibilidade de 18 partidas não pode, obviamente, ter a competência posta em xeque.
A vitória por 1 a 0 sobre o GOIÁS, no Estádio BEZERRÃO, no GAMA, simbolizou, de certa forma, a árdua caminhada são-paulina rumo ao primeiro tricampeonato de sua história – sim, porque o clube do MORUMBI, tri mundial e tri da TAÇA LIBERTADORES, jamais havia conseguido três troféus seguidos de um mesmo torneio. Coube ao capitão ROGÉRIO a prazerosa tarefa de levantar um troféu simbólico, oferecido pela Federação Brasiliense de Futebol. A taça original, que faz deste TRICOLOR PAULISTA o maior campeão brasileiro de todos os tempos – agora incontestavelmente à frente do FLAMENGO – será entregue amanhã à noite, durante a festa dos melhores do campeonato, no RIO.

Com o apoio da torcida que lotou o OLÍMPICO, o GRÊMIO fez a sua parte e derrotou o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 0. O resultado, em PORTO ALEGRE, ainda alimentava o sonho gaúcho de conquistar o tricampeonato nacional, mas a vitória do SÃO PAULO por 1 a 0 contra o GOIÁS garantiu o hexa ao TRICOLOR. Com o vice-campeonato e a vaga na LIBERTADORES assegurados, o GRÊMIO terminou o BRASILEIRÃO com 72 pontos, 21 vitórias, nove empates e oito derrotas. Em 38 jogos, a equipe marcou 59 gols e levou 35.

O VASCO bem que tentou, mas não conseguiu escapar do rebaixamento. Com a derrota por 2 a 0 para o VITÓRIA, em pleno SÃO JANUÁRIO, o clube disputará a Série B pela primeira vez na história. O VITÓRIA encerrou sua participação no campeonato em 10º lugar. Quem também se despediu da Série A do Campeonato Brasileiro foi o FIGUEIRENSE. Nem a vitória por 3 a 1 em cima do INTERNACIONAL foi suficiente para livrar o Alvinegro do rebaixamento, já que o time dependia de outros resultados. A vitória sobre a rebaixada PORTUGUESA por 4 a 1,no MINEIRÃO, combinada com a derrota do PALMEIRAS para o BOTAFOGO, levou o CRUZEIRO ao terceiro lugar na classificação, garantindo participação de forma direta na fase de grupos da LIBERTADORES. O FLAMENGO não teve a mesma sorte. O clube perdeu de 5 a 3 para o ATLÉTICO PARANAENSE e ficou fora da competição continental. Em RECIFE, SPORT e CORITIBA fizeram um jogo movimentado com vitória do time da casa por 4 a 3. Um dos gols foi do atacante KEIRRISON, que se igualou ao santista KLÉBER PEREIRA e WASHINGTON, do FLUMINENSE, na artilharia do BRASILEIRÃO, com 21 gols. Com a derrota, o CORITIBA encerrou sua participação em nono lugar. FLUMINENSE e IPATINGA atuaram em ritmo de treino e empataram em 1 a 1, no MARACANÃ. Os cariocas garantiram vaga na COPA SUL-AMERICANA.

O SANTOS encerrou sua pior participação na história do BRASILEIRÃO de pontos corridos com mais um fracasso. Mesmo apoiado por quase 15 mil pessoas, o PEIXE não passou de um empate sem gols diante do NÁUTICO, em plena VILA BELMIRO, e perdeu sua vaga na COPA SUL-AMERICANA em 2009, que seria o prêmio de consolação para os santistas este ano.

INGO HOFFMANN encerrou a carreira com chave de ouro na STOCK CAR. Depois de 30 anos, 12 títulos e 76 vitórias, o piloto de 55 anos se aposentou com a terceira colocação, hoje, no autódromo de INTERLAGOS.
“Foi um final que parecia roteiro de filme de HOLLYWOOD. Terminar a carreira por cima, no pódio, ao lado de garotos de tanto talento. Melhor impossível”, exaltou INGO, que nega uma possível volta. Assim como os demais pilotos, o campeão RICARDO MAURÍCIO era só elogios a INGO. “Acho que ninguém vai chegar nem perto dos recordes dele. Para mim, ainda faltam 11 títulos”, brincou MAURÍCIO. O vencedor THIAGO CAMILO também estava feliz por dividir o pódio com INGO HOFFMANN. “Durante toda a minha vida, o INGO sempre foi um ídolo. Ele corria contra o meu pai, BEL, e nunca pensei que poderia estar no pódio ao lado dele, ainda mais no dia da aposentadoria. Isso será sempre lembrado”, afirmou THIAGO CAMILO.

Sob o espetáculo de cores e formas dos fogos de artifício, as luzes da árvore de Natal do PARQUE DO IBIRAPUERA foram acesas hoje, às 20:40 horas. Cerca de dez  mil pessoas contemplaram a inauguração da árvore que, neste ano, tem 70 metros de altura – o equivalente a um prédio de 24 andares – 31 metros de diâmetro e pesa mais de 240 mil toneladas. Para enfeitá-la, foram usadas 800 microlâmpadas e 17 mil metros de mangueiras de luzes brancas e vermelhas. “O acender das luzes é a oportunidade de transmitir a todos um feliz Natal”, afirmou o prefeito GILBERTO KASSAB, presente à cerimônia de inauguração, que teve início às 20 horas. A árvore é montada pelo sétimo ano no IBIRAPUERA. Fazendo pedidos de paz e um mundo melhor, a apresentadora HEBE CAMARGO e a cantora DANIELA MÉRCURY dividiram o palco e, junto com o público, cantaram “COMO VAI VOCÊ” e “NOITE FELIZ”. O GRUPO AFROLATA, do RIO, encerrou as comemorações. A árvore ficará exposta até o DIA DE REIS, em 6 de janeiro.

Exames da Fundação OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) identificaram como febre maculosa a doença hemorrágica que matou na última terça-feira, dia 2, no RIO, o engenheiro sul-africano WILLIAM CHARLES ERASMUS. Ele chegou no dia 23 de novembro ao País, já infectado, segundo especialistas da FIOCRUZ que investigaram o caso. Foram descartadas todas as hipóteses anteriores, inclusive a de contaminação por arenavírus, que provocou mortes na ÁFRICA DO SUL, de onde vinha ERASMUS, e que continua sem registro no BRASIL. 

Um guarda morreu e 160 veículos, dezenas deles com suprimentos para tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), no AFEGANISTÃO, foram destruídos na madrugada num ataque de grupos talibans, armados com foguetes e granadas, em terminais em PESHAWAR, no noroeste do PAQUISTÃO. É o pior atentado desse tipo sofrido pela OTAN.        

O primeiro-ministro do QUÊNIA, RAILA ODINGA, defendeu hoje uma intervenção estrangeira no ZIMBÁBUE e o julgamento do presidente, ROBERT MUGABE, por crimes contra a humanidade. Com a elevação do tom das declarações, ODINGA junta-se a outros líderes internacionais – como a secretária de Estado dos EUA, CONDOLEEZZA RICE, o arcebispo sul-africano e NOBEL DA PAZ, DESMOND TUTU e o premiê britânico, GORDON BROWN – que na última semana intensificaram as pressões para que MUGABE, no poder há 28 anos, deixe definitivamente a presidência.

Peregrinos muçulmanos rezam ao lado da MESQUITA DE NAMIRA, próximo da cidade santa de MECA, na ARÁBIA SAUDITA. Cerca de três milhões de pessoas seguiram à cidade saudita para os cinco dias de peregrinação, conhecido como HAGI.

O guitarrista e cantor de jazz americano JIMMY GOURLEY, que chegou a se apresentar com STAN GETZ e LESTER YOUNG, morreu neste domingo aos 82 anos na FRANÇA, onde vivia havia 50 anos. GOURLEY, que também atuou como compositor, acompanhou ainda outros grandes nomes como KENNY CLARKE, ROY HAYNES, ANITA O´DAY e MARTIAL SOLAL. JAMES PASCO GOURLEY JÚNIOR nasceu em SAINT LOUIZ, no dia 9 de junho de 1926. No início dos anos 1930, sua família se instalou em CHICAGO, onde seu pai fundou o Conservatório de Música MONARCK. Debutou profissionalmente aos 15 anos ao lado do saxofonista LEE KONITZ.

2 009     :      -    DOMINGO
Pela manhã estou lendo os costumeiros jornais. Depois trabalho no computador, preparando minhas memórias para serem impressas logo mais na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
LUCINDA está dando um trato na minha biblioteca. “Descobriu” os apetrechos da árvore de Natal que até ontem ninguém sabia onde estavam. Também achou um presente que recebi dos oficiais do CPA/M-4 por ocasião de minha despedida daquela área, em 1990.
Embarco no lotação do DOCA, um dos mais antigos e experientes motoristas da linha do COCAIA/ARMÊNIA. Ele faz malabarismos para enfrentar o terrível trânsito desta segunda-feira. A coisa começa a ficar difícil na VIA DUTRA e pior ainda na Marginal TIETÊ.
Chego na Sociedade por volta das 12:30 horas. MARINEI está no banco e depois irá passar pela 5ª EM/PM para buscar convites para a solenidade de aniversário da Polícia Militar.
Telefona-me o GINO. Irá, agora à tarde, participar de mais um ensaio para a apresentação sua na noite de gala do aniversário da Polícia Militar. Atendo uma senhora que vem pagar sua anuidade, dona MARIA JOSÉ BUCCIARELLI. Ela é nossa associada antiga e, no dia 13, estará completando 80 anos de idade.
Após o almoço, aproveitando o sossego desta tarde, procuro me inteirar do PROJETO SÃO PAULO, apresentado pelo FERNANDO PIOLA ALVES, da Secretaria de Estado da Cultura, pretendendo homenagear a cidade de São Paulo por meio da valorização da história de seus monumentos, por ocasião do aniversário da capital paulista em 2010.
Procuro telefonar para o FERNANDO, mas não consigo, ficando apenas o recado.
Com o tempo incerto, deixo a Sociedade depois das 16 horas. Sofrimento no trânsito. Isso mexe com a saúde da gente.

O Superintendente da CBPM, CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA, prestigiou a festa do 30º Aniversário da UNIÃO DAS PENSIONISTAS DA CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR realizada hoje. Estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Justiça Militar CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA e o CORONEL PM Res ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, que foi comandante geral da PMESP.
Também estiveram presentes os deputados estaduais CORONEL PM Ref ÉDSON FERRARINI e MAJOR PM SÉRGIO OLIMPIO; o vereador BRASIL VITA, o CORONEL PM JUIZ ANTÔNIO AUGUSTO NEVES (que já presidiu o Tribunal de Justiça Militar em duas ocasiões), dentre várias outras autoridades.
A solenidade revestiu-se de grande emoção, afinal são 30 anos de existência da UNIÃO DAS PENSIONISTAS sob a direção da competente Senhora HORTÊNCIA D´ASTI DE LIMA.

Recebo uma mensagem do SARGENTO PM RAIMUNDO sobre JOÃO PECNY, conforme lhe perguntei ontem:
Comandante, conforme contato com a minha sogra, Marly Pekny, o extinto João Pekny, falecido em 1975, era a pessoa do seu avô, casado com Joana Pekny, inclusive foi relatado que ele tinha Chácara em POA e Mogi das Cruzes, além de outros bens que foram deixados de herança. O sobrenome PEKNY é da família da minha esposa e da minha filha junto com o meu (GOMES). A família dela está levantando esses bens juntamente com advogado, porém eu não sei em que pé está.
 Muito obrigado pelo contato.
TFA
Sgto RAIMUNDO
Em 05/12/2009 23:57, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
PREZADO RAIMUNDO
JOÃO PEKNE, falecido em 6 de dezembrode 1975, era seu parente?
Ele tinha uma chácara em POÁ.
CORONEL PM VENTURA

A FARSA DA ASCENSÃO SOCIAL.
Há já algum tempo que venho acompanhando a hipócrita, falsa e criminosa propaganda do desgoverno, a favor da pretensa ascensão social das classes menos favorecidas. A “bolsa família” – que não se pode negar – veio atender as necessidades de incontável número de famílias necessitadas. Mas, com o tempo provou ser uma faca de dois gumes. No princípio auxiliou satisfatoriamente, principalmente as classes mais sofridas. Quem não tinha praticamente o que comer para sobreviver, começou contar com a “bolsa família”, que se não matava a fome, impedia que se morresse dela.
Mas com o tempo muitos até então arrimos de família, que garantiam o mínimo para sobreviver, e de alguma forma conseguiram a salvadora bolsa deixaram de trabalhar porque agora tinham com que matar a fome mais premente. Essa atitude criou nova crise.  Houve falta de gente para trabalhar, principalmente no campo. E muitos, sem o salário que “adoçava” a bolsa família, conheceram o “amargo” da falta de dinheiro que ajudava sobreviver.
Mas, isso não foi problema para os estrategistas da “máfia comunista gramscista”, que logo acharam outras meios de garantir sua “presença” nessas classes  não esclarecidas. Hoje tem um crédito maroto, que está se dando muito bem nas classes menos esclarecidas no assunto, mas não menos esperançosas de usufruir de mais conforto.
Mas, o que se fica sabendo pelas fontes de notícias, é de que as classes que pretensamente seriam atendidas, não conhecendo os meandros “marotos” que regem esse tipo de atendimento, estão pagando muito caro pela falsa promessa  de ascensão social. Como saldar a dívida da geladeira, do fogão novo, da televisão, do celular dos “meninos”?
Em pouco tempo começaram a entender que tinham entrado em “ uma fria”, como costuma definir a juventude quando não sabe como resolver um problema. De ONDE tirar dinheiro para saldar as dívidas da “nova vida”?
O que não foi explicado que esse é o método comunista gramscista de conquistar adeptos não esclarecidos, como aconteceu com o Brasil. Escamotearam as dificuldades, apresentando-as como um presente do BOM PAPAI PT, que tem como representante do país,  um mamulengo que foi bem manipulado, mas NÃO lhe ensinaram como manipular o boneco de pano que se presta para qualquer show, seja honesto ou não, com bons ou maus propósitos, como o que aqui foi apresentado.
A esta altura dos acontecimentos nacionais, com tantas falcatruas feitas às escancaras, um presidente que acredita será o  PRÓXIMO LÍDER MUNDIAL, tanta gente mal intencionada ajudando de qualquer maneira, só nos resta esperar que Papai do Céu, aproveite a tão próxima visita de  PAPAI NOEL e nos presenteie com um NOVO e NOSSO Brasil.
Glacy Cassou Domingues – Grupo Guararapes.
Fort. 07/12/2009.          
           
A festa do FLAMENGO pela conquista do título brasileiro teve até um convidado especial: o atacante RONALDO, do CORINTHIANS, torcedor declarado do Rubro-Negro. O FENÔMENO participou da festa oferecida por ADRIANO, em um clube da BARRA DA TIJUCA, zona oeste da cidade. A maioria do elenco rubro-negro passou por lá para brindar o feito histórico. Houve pagode e samba. E todos tentaram convencer o IMPERADOR a ficar na GÁVEA na próxima temporada – ele tem proposta de clubes do exterior.
Os atletas acabaram furando a festa oficial do título, em uma churrascaria do LEBLON, na zona sul. Estavam lá a cantora SANDRA DE SÁ, atores, atrizes, dirigentes do FLAMENGO, mas nenhum jogador apareceu por lá – a exceção do goleiro reserva MARCELO LOMBA.

A atriz LADY FRANCISCO, de 69 anos, foi assaltada e agredida por um ladrão na noite de domingo (dia 6) quando saía do TEATRO POSTO SEIS, em COPACABANA, na zona sul do RIO, onde apresenta o espetáculo TRÊS MULHERES E UM DESTINO. A atriz foi abordada por um homem armado quando estava em seu carro. Ele entrou, deu uma coronhada na cabeça da atriz e a obrigou a dirigir até o LEBLON. Além de roubar cem reais, ele levou ainda um anel de brilhantes que ela usava. Para retirá-lo, o assaltante torceu o braço de LADY FRANCISCO. No LEME, ele saltou do carro e fugiu.

Uma quadrilha arquitetou um crime cinematográfico ao cavar um túnel subterrâneo de cerca de 150 metros para entrar numa empresa de transportes de valores, ontem à tarde, e praticar um roubo milionário na VILA JAGUARA, zona norte da capital. Os bandidos, que levaram cerca de 20 milhões de reais, fizeram o buraco numa casa na Rua JOSÉ MASCARO, comprada há cerca de oito meses. A passagem dava acesso à sala do cofre da TRANSNACIONAL TRANSPORTE DE VALORES E SEGURANÇA PATRIMONIAL.
Os bandidos começaram a abrir o túnel no porão da casa. A terra era retirada do buraco e colocada em sacos, empilhados nos cantos das paredes. O túnel era revestido com placas de ferro e concreto para evitar desmoronamentos. O bando também pintou um mapa do túnel numa parede do imóvel. A passagem subterrânea margeou a Praça BARÃO DE IBIROCAI, para chegar à empresa de transporte de valores, na Rua PONTALINA. 

A Polícia Civil divulgou hoje novas imagens dos quatro ladrões que tentaram assaltar na madrugada de sábado (dia 5) o ESPAÇO PARLAPATÕES, teatro localizado na PRAÇA ROOSEVELT, na região central de SÃO PAULO. As câmeras de segurança do teatro capturaram imagens nítidas do rosto dos quatro assaltantes. As gravações foram enviadas ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na manhã de hoje por um técnico de vídeo que trabalha para o grupo de teatro. As primeiras imagens enviadas para a polícia no sábado estavam com uma resolução ruim. Graças a ajuda do técnico, foi possível obter maior nitidez.
O ilustrador, ator e músico HENRIQUE DE MACEDO FIGUEROA, conhecido como CARLOS CARCARAH, de 30 anos, recebeu alta nesta tarde, do Hospital SÍRIO LIBANÊS, onde estava internado desde o sábado.
De acordo com a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, BORTOLOTTO está consciente, com quadro clínico estável e respira com ajuda de aparelhos. O dramaturgo foi alvejado no coração, pulmão e clavícula.

A família da dentista TALITA KORMAN, de 26 anos, acusa o cirurgião plástico IVAN SÉRGIO DE CAMARGO BRETANHA de erro médico. A jovem morreu após complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração no último dia 25, no hospital SAINT PETER, na zona sul da capital.
A morte de TALITA ocorreu hoje de madrugada no Hospital das Clínicas, onde estava internada. Segundo TANISE KORMAN, irmã da dentista, ela foi para a cirurgia sem nenhum problema de saúde. A família diz que a dentista chegou ao HC com perfurações nos dois pulmões, na traquéia e no esôfago. TALITA passou por três cirurgias no Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

O governador JOSÉ SERRA subiu três pontos numa eventual disputa pela Presidência da República e se manteve à frente da chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, que também oscilou para cima. Segundo pesquisa de intenção de voto feita pela CNI/IBOPE de 26 a 30 de novembro, SERRA passou de 35% para 38%, enquanto DILMA foi de 15% ara 17%. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais.
Os demais candidatos presidenciais caíram em relação ao levantamento anterior, feito em setembro. O deputado CIRO GOMES, na terceira posição, passou de 17% para 13% na preferência dos entrevistados. A senadora MARINA SILVA surge com 6% - antes ela tinha 8%.

Preso no BRASIL desde março de 2007, por falsificação de documento e uso de passaporte falso, o ex-ativista italiano CESARE BATTISTI deve viajar neste mês para o RIO, para prestar depoimento ao juiz da 2ª Vara Federal Criminal. O ministro CÉSAR PELUSO, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a viagem.
Após muita polêmica e três sessões – em 9 de setembro, 12 e 18 de novembro – o Supremo concluiu que BATTISTI pode ser extraditado para a ITÁLIA. No entanto, a corte deixou a prerrogativa de entregá-lo ou não ao seu país de origem sob decisão do presidente LULA. O governo já indicou que não tem pressa.
O processo penal por falsificação e uso de documento falso é um dos principais entraves para a devolução de BATTISTI às autoridades italianas, que o condenaram à prisão perpétua por acusação de envolvimento em quatro homicídios nos anos 1970.

Mesmo não estando presente em COPENHAGUE, o presidente americano BARACK OBAMA roubou a cena na abertura da 15ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas das NAÇÕES UNIDAS, a COP – 15. De WASHINGTON, veio uma notícia há muito esperada: os EUA vão tomar medidas mais duras para controlar suas emissões. OBAMA já havia se comprometido a reduzir as emissões em 17% até 2020 em relação aos níveis de 2005. Mas para isso precisa da aprovação da lei, parada no Senado. Com a decisão da Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA, na sigla em inglês), que apresentou uma resolução declarando que os principais gases do efeito estufa fazem mal à saúde humana e, por isso, devem ter suas emissões controladas, a CASA BRANCA poderá tomar medidas diretas mais depressa. O secretário-executivo da COP – 15, YVO DE BOER, saudou o anúncio.   

A vitória esmagadora de EVO MORALES nas eleições de domingo (dia 6) foi além da conquista de mais um mandato. Ao praticamente obter a maioria de dois terços na Assembléia Plurinacional – composta pelo Senado e pela Câmara – EVO também conseguiu total controle do Executivo e do Legislativo, consolidando seu poder no país.

Um duplo ataque em um mercado popular da cidade de LAHORE deixou pelo menos 36 mortos e cerca de 100 feridos nesta noite. As explosões deram origem a um grande incêndio, que destruiu automóveis e lojas. Simultaneamente, homens armados abriram fogo contra a multidão. A maioria das vítimas é de mulheres e crianças. Os atentados ocorreram horas depois de um homem-bomba matar dez pessoas na frente de um tribunal em PESHAWAR, no nordeste do PAQUISTÃO. Pelo menos 44 ficaram feridos na explosão.

Um atentado a bomba contra uma escola num distrito xiita de BAGDÁ deixou 8 mortos – entre eles 7 estudantes – e 42 feridos. Segundo a polícia, o número de mortos pode aumentar, pois vários feridos estão em estado grave. A explosão ocorreu às 13:10 horas na entrada da escola ABAA DHAR, em CIDADE SADR, quando os estudantes com idades entre 6 e 15 anos saiam. 

A Justiça chilena indicia seis pessoas como autores ou acobertadores do envenenamento do ex-presidente e maior opositor de PINOCHET, EDUARDO FREI MONTALVA, em 1982. Entre eles estão dois médicos que operaram FREI de uma hérnia e outros dois que fizeram a necropsia. Representantes da direita chilena acusam a Justiça de resgatar atrocidades pinochetistas às vésperas das eleições presidenciais do CHILE para influenciar o resultado do pleito. O candidato direitista, SEBASTIÁN PIÑERA, lidera as pesquisas de intenção de voto.

2 010         :        -         TERÇA-FEIRA
O Presidente da Associação Comercial de São Paulo - ACSP,
Alencar Burti,
convida para as solenidades comemorativas
dos 116 anos de fundação da ACSP e
 Confraternização de Natal,
a realizarem-se no dia 7 de dezembro de 2010.
PROGRAMAÇÃO
17h30         Sessão Plenária Solene, na sede da ACSP, Rua Boa Vista, 51 – 11º andar.
19 horas     Missa na Igreja Beato José de Anchieta, no Pateo do Collegio, a ser celebrada pelo Bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Antonio Figueiredo, e concelebrada pelo Padre Carlos Alberto Contieri, com participação do Coral “Schola Cantorum do Pateo do Collegio”.
20 horas     Inauguração da iluminação natalina da sede da ACSP e entorno do Pateo do Collegio.
20h30         Coquetel de confraternização dos diretores, conselheiros e colaboradores da ACSP e BVS, na área interna do Pateo do Collegio

O drama da MARLENE afeta a todos nós. LUCINDA quer que eu telefone para o ambulatório da CRUZ AZUL, situado na Rua RIO DE JANEIRO, em GUARULHOS. Não se faz operação nesse lugar. Ainda prevalece aquele contato que fiz ontem com a CRUZ AZUL. O hospital onde está internada a MARLENE deverá entrar em contato com a CRUZ AZUL para a possível remoção dela. Aí acontece que a conta do médico é um tanto “salgada”. Hoje à tarde LUCINDA irá até o Hospital Municipal de GUARULHOS verificar essa situação. O JOÃO GOMES, por sua vez, condoído pelo estado da irmã, oferece-se para pagar parte da conta da operação. Ele telefona para diversos hospitais do município, querendo se inteirar do total orçamentário para a realização do procedimento cirúrgico.
Vou para SÃO PAULO um pouco mais cedo e profundamente amolado por esse problema que começamos a enfrentar ao cair da noite do domingo, dia 5.
Hoje é data de hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal. Vou até o local e ali encontro LAURO RIBEIRO ESCOBAR, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, JOSÉ FARIA, vereador ZELÃO, MAJOR PM RICARDO (da Assistência Militar da Câmara) e vários outros conhecidos. A mestre de Cerimônias de mais esse evento é a dona CECÍLIA DE ARRUDA. Passa da meio-dia quando regresso à Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde já havia passado antes de cerimônia da Câmara. Sou chamado para almoçar com os oficiais do MMDS. Com meus companheiros comento o drama que estou passando em casa. Muita gente dá palpite , mas não se revolve a problemática.
Ainda nesta tarde há uma reunião da Diretora de Comunicação Social e o historiador BERG. Converso com GINO STRUFFALDI por telefone. Há alguns documentos para ele assinar e talvez faça isso no dia 9, dia do almoço de confraternização. Não tenho notícias do CORONEL PM MENDES.
Retornando para casa fico sabendo que a LUCINDA não conseguiu avançar nas tratativas com o hospital onde está internada a MARLENE. Diz a LUCINDA que a equipe de serviço hoje é grosseira e não há diálogo. Por outro lado a MARLENE também está com os nervos à flor da pele e teria discutido com uma enfermeira. Esta teimava em lhe aplicar uma injeção que poderia complicar o estado diabético dela. Enfim, a situação é muito delicada. Nada se fala em transferência para um hospital particular. Os preços são exorbitantes e deixariam um rastro de inadimplência quanto ao pagamento de cirurgia, estadia, anestesia e outras coisas mais. Passa de 30 mil reais em qualquer hospital. LUCINDA teria conversado com o HOSPITAL GERAL de GUARULHOS e ficou ciente que há vaga para esse tipo de operação. No entanto tudo depende da liberação do médico que cuida da MARLENE.
Em conversa com dona ABIGAIL, uma pessoa que conhece muita gente no Hospital Municipal, LUCINDA combinou com essa senhora retornar amanhã ao local onde MARLENE está internada e verificar da possibilidade de transferi-la para o HOSPITAL GERAL. A CRUZ AZUL está fora de cogitação.        

Faleceu o economista JOSE RIBAMAR SOUSA DOS REIS, aos 63 anos. Como estava internado, não chegou a saber que um dia antes a mãe dele também havia falecido. Maranhense, era formado em economia, mas se dedicou tanto ao tema quanto à literatura. Autor de mais de 20 obras, que incluíam desde livros sobre a cultura do estado onde nasceu até poesia e contos, exerceu cargos públicos e também a função de colunista de jornal. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do MARANHÃO, onde ocupava a cadeira de número 56. Ao ficar sabendo, no início do ano, que tinha câncer de estômago, passou a se dedicar ainda mais ao trabalho, que considerava uma terapia. JOSÉ RIBAMAR SOUSA DOS REIS nasceu no dia 22 de março de 1947.

Morreu o arquiteto EUCLIDES GOES MONTEIRO DE OLIVEIRA, aos 65 anos. A questão social era importante tanto no tratamento com as pessoas quanto nos projetos. Desenhar escolas públicas, o SESC e o SESI tinha um caráter especial. Dava o seu melhor para os “que muitas vezes não tinham nada”. O projeto do SESI de MARÍLIA foi destaque na imprensa internacional. Carioca, EUCLIDES veio para SÃO PAULO em 1971. Fez uma parceria com o também arquiteto SÉRGIO PILEGGI que durou 20 anos. Depois, seguiu carreira solo. Entre seus projetos mais conhecidos está o que ganhou o concurso BAIRRO NOVO, promovido pela Prefeitura para revitalizar a BARRA FUNDA. Acabou, porém, não saindo do papel. 

Morreu a professora de inglês CARMEN LEGASPE MOUCACHEN, aos 91 anos. A filha de espanhóis recebeu seu nome em homenagem à trágica protagonista da ópera de GEORGES BIZET. Gostava da cultura espanhola – sempre que entrava em cartaz um filme daquele país, ela corria para o cinema. Apesar disso, falava pouco espanhol. Formou-se em inglês, em uma das primeiras turmas de Letras da USP. Mudou-se para ITAPETININGA, no interior paulista, e lá lecionou o idioma na mesma escola, por anos. Em uma época em que livros ilustrados eram raros, ela desenhava os objetos para ensinar as palavras.

Faleceu a empresária MARIA DE LOURDES GREGORI, aos 73 anos. Dona de uma empresa de artigos infantis, conhecida também por BABY, sempre teve uma veia artística. Na juventude, teve aula de piano com dois grandes professores da época. Chegou a tocar bem, mas deixou a música para trabalhar. Ainda na área artística, tornou-se secretária na extinta TV EXCELSIOR. Ao mesmo tempo, auxiliava o hoje novelista MANOEL CARLOS e o “rei da noite paulistana” ABELARDO FIGUEIREDO. Amiga de nomes da música, como OSVALDO SARGENTELLI e o maestro JÚLIO MEDAGLIA, ela morou um tempo no RIO. Gostava de assistir às escolas de samba no carnaval. Em um ano desfilou pela MANGUEIRA. Gostava de dançar. Primeiro, participava dos bailes no CLUBE PIRATININGA. Depois, por anos, freqüentou as academias de dança.

Morreu em CURITIBA, aos 96 anos, o ex-jogador de futebol ANTÔNIO MOTTA ESPEZIM. A primeira partida do zagueiro TONICO ESPEZIM com a camisa da equipe do CORITIBA, no PARANÁ, foi no dia 28 de abril de 1940, em SÃO PAULO. Era a inauguração do estádio PAULO MACHADO DE CARVALHO, mais conhecido como PACAEMBU. O jogo inaugural vencido por 6 a 2 pelo então PALESTRA ITÁLIA, marcou o início de uma longa carreira de jogador. Natural de FLORIANOPOLIS, SANTA CATARINA, nasceu em 13 de fevereiro de 1914. Mudou-se ainda pequeno para a cidade catarinense de MAFRA. Lá, começou a jogar no time de PERY, e logo depois se transferiu para o time do estado vizinho, o CORITIBA FOOT BALL CLUB. Por 12 anos, de 1940 a 1951, jogou no time do COXA – como a equipe é popularmente conhecida no PARANÁ – e sagrou-se cinco vezes campeão paranaense nos anos 1941/42/46/47 e 51. Extremamente veloz dentro das quatro linhas, TONICO era um atleta disciplinado. Seus desarmes do lado direito do campo, considerados perfeitos pela torcida, e a forte marcação que exercia o transformaram em um dos maiores jogadores da história do clube. O ponto alto de sua carreira aconteceu em 1942, quando foi convocado para a seleção brasileira. Infelizmente, acabou cortado devido a uma contusão quando treinava em CAXAMBU (MG). TONICO também foi o primeiro jogador a ganhar o prêmio BELFORT DUARTE, no ano de 1948. O troféu premiava atletas que não eram expulsos durante as partidas e que praticavam o “jogo limpo”. A última partida pelo COXA ocorreu em 6 de junho de 1951.

Morreu o banqueiro TASSO ASSUNÇÃO COSTA, aos 76 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Primeiro banqueiro a ser condenado pelo crime de colarinho branco no BRASIL. O banqueiro morreu na mansão dele, em BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. Segundo o Ministério Público Federal, TASSO ASSUNÇÃO COSTA foi condenado a 9 anos de prisão em 1995 por crimes contra o sistema financeiro. Ele era dono do BANCO HÉRCULES que foi liquidado pelo BANCO CENTRAL na década de 1990. Na ocasião, o banqueiro e o filho dele foram condenados por gestão fraudulenta do HÉRCULES, falsidade de documentos e transferências ilegais de dinheiro de um consórcio do grupo. Eles teriam deixado um rombo milionário para os clientes.

Faleceu a socióloga DULCE DE GODOY ALVES. Formada em sociologia, exerceu atividades ligadas à psicologia durante a maior parte de sua vida, sendo, inclusive, membro da Academia Paulista de Psicologia. Na USP, antes ainda da profissão ser regulamentada, já trabalhava com testes psicológicos. Na instituição, conheceu economistas como DELFIM NETTO, responsável pelo novo rumo que a carreira de DULCE tomou. Quando ministro da Fazenda, ele a convidou para integrar sua equipe. DULCE nasceu em 1918. 

O goleiro BRUNO FERNANDES foi condenado a 4 anos e 6 meses de reclusão por seqüestro, lesão corporal e constrangimento ilegal da ex-amante ELIZA SAMÚDIO, desaparecida em junho. O processo foi aberto na Justiça do RIO após a denúncia feita pela modelo em outubro de 2009 de que o jogador a teria forçado a ingerir substâncias abortivas. Parte da pena terá de ser cumprida em regime fechado. Também foi condenado, a 3 anos de prisão, o amigo de BRUNO, LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO. Na sentença, o juiz MARCO JOSÉ MATTOS COUTO, da 1ª Vara Criminal, afirma que BRUNO foi “covarde” e tem “personalidade criminosa”. Segundo o depoimento de ELIZA à época do crime, BRUNO, MACARRÃO e outros dois amigos não identificados a colocaram em um carro, onde o goleiro a teria agredido e em seguida a forçado a “tomar um remédio amargo”. ELIZA estava então grávida de 5 meses do filho que seria do jogador. A decisão no RIO não está ligada ao processo aberto pela Justiça de MINAS GERAIS, que investiga o desaparecimento e suposto assassinato de ELIZA. O motivo da morte teria sido a briga para que BRUNO reconhecesse a paternidade da criança. 

A polícia de SÃO PAULO espera o prontuário médico da menina STEPHANIE DOS SANTOS TEIXEIRA, de 12 anos, que morreu após ter recebido vaselina líquida na veia no lugar de soro, para comparar os frascos usados no tratamento da criança. A intenção é analisar as embalagens e também a viscosidade dos líquidos. Até agora, a polícia sabe apenas que a técnica de enfermagem que teria aplicado a vaselina na menina chama-se CÁTIA ou KÁTIA.

A beira de completar 103 anos, o arquiteto OSCAR NIEMEYER continua surpreendendo com suas criações. Desta vez, o homem que desenhou a capital federal não criou nenhum prédio cheio de curvas. Ele compôs um samba. Batizado de “TRANQUILO COM A VIDA”, a canção nasceu no final de 2009. NIEMEYER começou a fazer a letra e seu enfermeiro particular CAIO ALMEIDA fez a melodia. O samba ficou pela metade durante meses. Até que pessoas ligadas ao arquiteto procuraram o cantor e compositor carioca EDU KRIEGER, oferecendo para que ele terminasse a composição. “Achei muito emocionante virar parceiro deste ilustre sambista novato, de primeira viagem, ainda que mais velho que lendas como NOEL ROSA e ADONIRAN BARBOSA”, disse o músico. “TRANQUILO COM A VIDA” será lançado na semana que vem, pela Internet. Veja a letra do refrão: “E assim vou eu / Tranqüilo com a vida / A espera da noite já solta no ar / Como um manto de estrelas que se anuncia / E se multiplica nas águas do mar.”

TROPA DE ELITE tornou-se o filme brasileiro com o maior número de espectadores no cinema. Em nove semanas de exibição, o longa de JOSÉ PADILHA foi visto por 10.736.995 pessoas, desbancando DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS (1976), de BRUNO BARRETO, por 1.400 expectadores.

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos mostram que o BRASIL está entre os últimos lugares do ranking de educação. A cada três anos o teste avalia o nível educacional de alunos de 15 anos de 65 países. Neste ano, na prova de leitura, os estudantes brasileiros ficaram na 53ª posição; na de matemática, em 57%; e na de ciências, em 3%.

RONALDO confirmou, nesta noite, por meio de seu perfil no TWITTER, que é mesmo o pai do garoto ALEXANDER UMEZU, de 5 anos. O garoto é fruto de um rápido relacionamento com a garçonete brasileira MICHELE UMEZU, que RONALDO conheceu em uma viagem do REAL MADRID ao JAPÃO, em 2004, durante pré-temporada do clube espanhol. O corintiano escreve: “O resultado comprovou o que meus sentimentos me mostraram na hora em que vi o ALEX. ALEX é irmão de mais três crianças lindas como ele. E me terá sempre como pai para todos prazeres e deveres. Seja bem-vindo.” BIA ANTHONY, mulher do jogador, também usou o TWITTER para comentar o assunto: “Grande notícia! Minhas Marias (as suas duas filhas) ficarão muito felizes! Elas amam o RONALD e vão amar ter mais um irmãozinho. Seja bem-vindo à nossa família, ALEX”, escreveu.
O senador GIM ARGELLO (PTB-DF) renunciou ao cargo de relator-geral do Orçamento do primeiro ano do governo da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, assim como da cadeira na Comissão Mista do Orçamento (CMO). No Orçamento, ainda cuidava do valor do novo salário mínimo, defendendo a proposta do governo, de R$540. ARGELLO foi substituído pela senadora IDELI SALVATTI (PT-SC) que já adiantou que o cronograma de votação do Orçamento “será rigorosamente cumprido”. A saída do senador petebista foi inevitável, pois parlamentares se negavam a aprovar o orçamento vinculado a irregularidades.

Um cabo da Polícia Militar lotado no Gabinete do Comando Geral da corporação é investigado por dar abrigo ao primo, um dos mais procurados assaltantes de carros e cargas do Estado do RIO DE JANEIRO. ÉDSON VENTAPANE DA SILVA, de 36 anos, o MÃOZINHA, foi preso hoje na casa da tia e mãe do cabo. A quadrilha do acusado cometia roubos no RIO e se refugiava nas favelas do COMPLEXO DO ALEMÃO, na zona norte, ocupada pela polícia e Forças Armadas desde o dia 28. O cabo e a mãe dele, cujos nomes não foram revelados, foram indiciados na Delegacia de Roubos e Furtos por favorecimento pessoal (prestar auxílio a autor de um crime). No momento da prisão, os agentes encontraram uma farda do PM na casa da mãe dele, onde o primo estava escondido. MÃOZINHA é acusado pelo assassinato de dois policiais militares em uma tentativa de assalto a um caminhão de cigarros, em fevereiro deste ano. A quadrilha também é investigada pela morte de outros cinco policiais nos arredores do COMPLEXO DO ALEMÃO. MÃOZINHA é irmão do líder da quadrilha, ÉMERSON VENTAPANE DA SILVA , o MÃO, de 37 anos, preso durante a ocupação do ALEMÃO e transferido para a Penitenciária Federal de CATANDUVAS (PR). Em abril, ele e seus comparsas teriam sido liberado por policiais militares mediante pagamento de 200 mil reais e quatro fuzis. O caso é investigado pela Corregedoria da PM. Quatro dias depois da suposta liberação, a quadrilha assassinou outro policial militar. Hoje, o policial prestou depoimento na Corregedoria. De acordo com o Comandante Geral da corporação, CORONEL PM MÁRIO SÉRGIO DUARTE, o cabo era responsável pela escala de motoristas do gabinete do Comando Geral. Segundo ele, o cabo se apresentou voluntariamente para falar sobre o caso, explicou que não morava mais na casa da mãe e não tinha convívio com o primo. Em nota, a PM divulgou que o policial mora “em endereço próprio com a esposa e filhos”.  

JULIAN ASSANGE, fundador do site de denúncias WIKILEAKS, foi preso pela policia de LONDRES. A SCOTLAND YARD anunciou que estava cumprindo ordem de prisão por “crimes sexuais” cometidos na SUÉCIA. O site disse que o fato não afetará a divulgação dos 250 mil documentos secretos que têm irritado os EUA. Após se apresentar em uma delegacia, ASSANGE, de 39 anos, foi levado a uma audiência no tribunal de WESTMINTER, onde ouviu as quatro acusações contra ele. Segundo o juiz HOWARD RIDDLE, uma mulher identificada como “MISS A” o acusou de “coersão ilegal”. A mulher não foi identificada na audiência, algo normal em casos de crimes sexuais na SUÉCIA, mas a imprensa britânica, que já teve acesso ao boletim de ocorrência, afirma tratar-se de uma loura de 31 anos, feminista radical que já foi expulsa de CUBA por atividades subversivas. Segundo ela, ASSANGE “usou o peso de seu corpo para imobilizá-la na cama”. A segunda acusação é a de que ele “abusou sexualmente” da mesma “MISS A” ao praticar sexo sem preservativo, mesmo depois de ela ter pedido para usá-lo. Ainda “MISS A” o acusa de ter “deliberadamente abusado dela sexualmente” três dias depois.  A quarta ofensa refere-se a uma segunda mulher, identificada como “MISS W”, que o acusa de ter mantido relações sexuais, sem preservativo, enquanto ela dormia. A segunda vítima seria uma fotógrafa de arte, de 27 anos, fascinada pelo acusado. O juiz RIDDLE negou o pedido de libertação sob fiança de ASSANGE. O jornalista australiano JOHN PILGER, o cineasta KEN LOACH e a socialite JEMIMA KHAN se ofereceram para pagar a fiança do fundador da WIKILEADS – cada um teria oferecido cerca de 30 mil dólares.
O secretário da Defesa dos EUA, ROBERT GATES, em visita ao AFEGANISTÃO, demonstrou satisfação com a prisão. “É uma boa notícia”, disse GATES. Hoje, o fundador da WIKILEADS recebeu apoio de um grupo de intelectuais de seu país, a AUSTRÁLIA, e do filosofo americano NOAM CHOMSKY, que assinaram um pedido para que o governo australiano defenda ASSANGE, que até então tem sido criticado por autoridades do país.  

7 DE DEZEMBRO DE 2011      :       -      QUARTA-FEIRA
A solenidade do JUBILEU DE SAFIRA do 1º BPMM, realizada no quartel do CPA/M-1 ontem pela manhã; o almoço na Associação Comercial e a reunião na TRATORIA DA CONCHETA, do WÁLTER TAVERNA , já à noite, fizeram de ontem um dia bastante trabalhoso para mim. Isso reflete nesta manhã, onde estou “meio quebrado”. Aos quase 75 anos já estou percebendo que a presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC deve ser exercida por alguém que tenha mais disposição física.
Pouca coisa faço nesta manhã. Na tarde, na Sociedade, recebo a visita do PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Ele irá comigo até o MuBE. Esperamos a chegada do senhor DALTON SALES. Há interesse deles em realizar uma exposição dos 80 anos da Revolução Constitucionalista nesse Museu. No MuBE conversamos com JORGE LANDSMAN e se estabeleceu a data de 7 de julho para a abertura oficial da exposição. DALTON SALES tratará dos detalhes de como a mesma será realizada. Outros contatos serão feitos no ano que vem.
Com DALTON SALES vamos até a Praça da República. Ele é parente afastado de MIRAGAIA (o M da sigla MMDC), mas não conhecia a placa de bronze que está colocada na Praça, obra proporcionada pelo Clube PIRATININGA. Ainda passo pela Sociedade, antes de retornar para casa.

A cantora IVETE SANGALO recebeu alta médica e deixou o Hospital ALIANÇA, em SALVADOR, após três dias de internação por meningite viral. A expectativa inicial era de que IVETE permanecesse por mais 72 horas na unidade. Conforme a equipe médica que atendeu a cantora, a liberação antecipada se deveu à boa evolução no seu quadro clínico. Ela deixou o hospital por volta das 17 horas, saindo pela porta dos fundos. De manhã, ela havia aparecido em uma janela para falar com fãs que faziam vigília no local. A eles, IVETE disse que estava bem. Contou sobre a forte dor de cabeça que sentiu como sintoma da meningite e aproveitou para agradecer às correntes de oração,b em como as inúmeras mensagens de solidariedade e apoio que tem recebido. IVETE retornou para casa com a recomendação de repousar por mais 20 dias, o que levou ao cancelamento de alguns shows. 

A administração do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) sai do Ministério do Planejamento para a Casa Civil, comandada pela ministra GLEISI HOFFMANN. A mudança foi exigida pela presidente DILMA ROUSSEFF, insatisfeita com o ritmo das obras do PAC. Para DILMA, o programa é essencial para ajudar a aquecer a economia.

O governo lança um plano de combate ao uso de drogas que prevês, entre outras medidas, a internação involuntária de usuários e a instalação de 308 consultórios de rua em cidades com mais de 100 mil habitantes. O custo do programa será de 4 bilhões de reais até 2014 Para conter o tráfico de drogas, o governo pretende implementar um sistema de policiamento das cracolândias do BRASIL com câmeras.

O ex-jogador de futebol JANKEN FERRAZ EVANGELISTA, de 30 anos, foi condenado hoje a 22 anos de prisão pelo assassinato de sua mulher, ANA CLÁUDIA MELO DA SILVA, então com 18 anos. Ela foi morta na frente do filho de 1 ano. Eles disputavam a guarda da criança. A sentença foi lida pelo juiz MARCELO AUGUSTO OLIVEIRA, do 1º Tribunal do Júri. O crime ocorreu em 22 de março de 2009, em um apartamento da Avenida do CURSINO na zona sul da cidade. ANA foi morta com 14 facadas. De acordo com a sentença, “os jurados admitiram que o acusado agiu por motivo torpe, consistente no fato de que pretendia ter a guarda do filho pequeno para si; que o crime foi cometido mediante emprego de meio cruel, uma vez que o acusado desferiu inúmeros golpes de faca contra a vítima, em diferentes partes do corpo, imprimindo a ela sofrimento desnecessário; e o acusado empregou ainda recurso que dificultou a defesa da vítima, que não esperava ser atacada com grande violência em sua casa, de onde não conseguia sair, pelo pai de seu filho”. O juiz condenou JANKEN a 21 anos de prisão pelo homicídio e a um ano e dez dias de multa pelo furto do celular da vítima, em regime fechado, e negou-lhe recorrer da decisão em liberdade. Duas testemunhas mentiram diante dos jurados e serão investigadas pela polícia.  

Seja para discutir projetos políticos ou para um papo informal tomando uma cerveja, MARINO CAMPEDELLI sempre foi um parceiro bastante procurado pelos amigos. “Um grande profissional e uma pessoa boêmia, muito cultural, afetuosa e ótima companhia”, define o deputado federal ARNALDO JARDIM que conviveu mais de 20 anos com esse mineiro de MUZAMBINHO. CAMPEDELLI sempre gostou de fazer amizades, desde a época em que era ponta-esquerda no time de sua cidade, na juventude. Também teve contato com a política ainda novo, por influência do pai, o líder político LAURO “LALAU” CAMPEDELLI. A família, inclusive, hospedou a comitiva presidencial de GETÚLIO VARGAS em 1953, durante a inauguração da Escola Agrotécnica de MUZAMBINHO. Em SÃO PAULO, MARINO CAMPEDELLI foi assessor do então secretário estadual do Interior, CHOPIN TAVARES DE LIMA, no governo de FRANCO MONTORO, da década de 1980. Depois, foi chefe de gabinete de ARNALDO JARDIM quando era deputado estadual. “Tivemos uma relação de muita confiança. Ele era um ponto de união da equipe, amigo e confidente de todos”, diz JARDIM. CAMPEDELLI também trabalhou na DERSA e na CPTM. SOBRINHO de dom FERNANDO FIGUEIREDO, bispo de SANTO AMARO, o mineiro era bastante ligado à Igreja Católica. Ele morreu na manhã desta quarta-feira, aos 62 anos, no Hospital DANTE PAZZANESE, em SÃO PAULO. Ele sofria de problemas cardíacos e não resistiu a complicações cirúrgicas. Será sepultado em MUZAMINHO, amanhã. Deixa três filhos. 

LYGIA PLETZ NEDER nasceu em 31 de agosto de 1918 na cidade paranaense de CASTRO, de onde saiu na juventude para se casar com o médico ALBERTO NEDER, em 1939, no RIO DE JANEIRO. Depois, mudou-se com o marido para CAMPO GRANDE (MS), e tiveram quatro filhos, entre eles o atual vereador de SÃO PAULO CARLOS NEDER. Era conhecida por sua meiguice e espírito conciliador e solidário. Casada com um dirigente do Partido Comunista, LYGIA fez parte do Socorro Vermelho, em apoio às famílias dos militantes perseguidos à época do regime militar. LYGIA PLETZ NEDER morreu nesta quarta-feira, aos 93 anos, em CAMPO GRANDE, onde foi sepultada. 

JERRY ROBINSON foi o criador dos personagens CORINGA, um dos mais temidos inimigos do herói BATMAN, e do menino prodígio ROBIN, parceiro do homem morcego, que há anos encantam gerações. BOB KANE, “pai” do BATMAN das histórias em quadrinhos, descobriu o talento do jovem estudante de jornalismo em 1939 ao se hospedar no mesmo hotel de NOVA YORK onde JERRY vendia sorvetes para custear os estudos. Logo o talento do artista aflorou e o levou à consagração. Anos depois, JERRY chegou a presidir associações de cartunistas e tornou-se mundialmente conhecido pela luta por direitos autorais. Morreu nesta quarta-feira, em casa, aos 89 anos. Nasceu em 1922.  

O ator HARRY MORGAN, que ganhou fama por seus papéis na TV, especialmente como o do CORONEL SHERMAN POTTER na série MASH, morreu nesta quarta-feira, em sua casa, em LOS ANGELES. MORGAN, que tinha 96 anos, atuou em mais de cem filmes e ganhou em 1980 o prêmio EMMY de melhor ator cômico por seu papel em MASH, em que interpretava o comandante de um hospital de campanha dos EUA durante a GUERRA DA CORÉIA. Ele integrou a série entre 1975 e 1983. Desdobramento de um longa de 1970, a série trazia uma mensagem antiguerra num período em que os ESTADOS UNIDOS estavam envolvidos na GUERRA DO VIETNÃ. 

A Junta militar egípcia anunciou hoje que pretende criar um comitê para supervisionar a redação da nova Constituição do país, sob o argumento de que é necessário blindá-la da influência de extremistas religiosos. Esse órgão, segundo um dos membros da junta, o GENERAL MUKHTAR MULLA, reunirá dirigentes de partidos políticos, pré-candidatos à presidência e intelectuais.

Em sua primeira entrevista à imprensa ocidental em quase nove meses de violentos distúrbios, o presidente sírio, BASHAR ASSAD, negou hoje ser responsável pela repressão de opositores e disse que a maioria dos mortos na SÍRIA é de partidários do regime e de militares. “Nós não matamos nosso povo. Nenhum governo no mundo mata seu povo, a não ser que seja comandado por um maluco”, afirmou. Com um sóbrio terno escuro, falando pausadamente em inglês, cara a cara com a repórter BÁRBARA WALTERS, da tv americana ABC, ASSAD afirmou que eventuais “excessos” foram cometidos “por indivíduos e não instituições” de seu governo. 

Num dos piores episódios da carnificina sectária na SÍRIA desde o início das revoltas, dezenas de corpos foram retirados das ruas da cidade de HOMS nesta semana, alguns deles esquartejados, decapitados e com sinais de tortura, segundo ativistas e moradores da cidade. Grande parte do massacre ocorreu segunda-feira quando HOMS, no centro da SÍRIA, foi sacudida por seqüestros, trocas de tiros aleatórias e assassinatos em represália, de acordo com ativistas. No pior incidente, 36 corpos foram jogados na praça de um bairro situado ao longo de uma linha que separa a maioria muçulmana sunita da minoria alauita, disse MOHAMMED SALEH, de 54 anos, ativista de direitos humanos que vem tentando conter a crescente tensão sectária. “O que ocorreu foi um crime em massa”, ele disse ao telefone. “Estou muito amargurado. Recebia um telefonema a cada minuto informando que mais alguém tinha sido assassinado”.

A polícia italiana prende o mafioso mais procurado do país. O capo MICHELE ZAGARIA, encontrado num bunker de concreto em sua cidade natal, CASAPERSENNA, a 20 quilômetros de NÁPOLES. “Vocês venceram”, disse o chefe da CAMORRA, que estava fugido desde 1995, ao ser capturado. Ele é acusado de assassinatos, seqüestros e formação de quadrilha.

7 DE DEZEMBRO DE 2012    :    -   SEXTA-FEIRA
RELAÇÃO DE OFICIAIS E PRAÇAS QUE SERÃO AGRACIADOS NO 5º BPMM com as Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, MMDC e CONSTITUCIONALISTA:
Prezado Presidente,
Conforme pedido, envio a VSª a relação dos que serão agraciados no evento do 5º BPM/M, no dia 07Dez12 às 10:00 hs.
1.         CEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX (Cmt do CPA-M/3);
2.         2. DR. COSMO STIKOVICS FILHO (Delegado Seccional Norte);
3.         3. SR FERNANDO VICARI BERQUÓ (Jornalista);
4.         4. TEN CEL PM EDNEIDE LIMA NÓBREGA;
5.         5. TEN CEL PM CARLOS ALBERTO PAULINO;
6.         6. TEN CEL PM WAGNER DIMAS ALVES PEREIRA;
7.         7. TEN CEL PM LUIZ CARLOS PEREIRA MARTINS;
8.         8. MAJ PM MARCELO JORGE FRANCISCON;
9.         9 CAP PM ANTONIO CARLOS MODESTO;
10.      10. CAP PM ROGÉRIO DOS SANTOS;
11.      11. CAP PM JACINTHO DEL VECCHIO JUNIOR;
12.      12. CAP PM LUIZ CLAUDINEI NUNES PAULO;
13.      13. CAP PM MÁRCIO SANTIAGO HIGASHI COUTO;
14.      14. 1º TEN PM LAURECI CASTRO SANTOS;
15.      15. 1º TEN PM PATRÍCIA MARTINS LOPES LEMOS;
16.      16. 1º TEN PM ALEXANDRE COUTO LOPES; 
17.      17. 1º TEN PM EUTONIO NILO SOARES JUNIOR;
18.      18. 1º TEN PM ANA PAULA DE ALMEIDA;
19.      19. 2º TEN PM MARCOS MÜLLER;
20.      20. 1º SGT PM MARCIA DE MELLO SILVA;
21.      21. 2º SGT PM FÁBIO FERRÃO VIDEIRA;
22.      22. SGT PM RODRIGO SALES DA SILVA;
23.      23. 1º SGT PM MARIO CESAR DE ARAUJO MONTEIRO;
24.      24. CB PM CLEVERSON LEÃO NUNES;
25.      25. CB PM NILSON APARECIDO DA SILVA;
26.      CB PM JOÃO BERNARDO DA SILVA MELO;
27.      CB PM CRISPINO FERREIRA DOS SANTOS FILHO;  
28.      SD PM CARLOS AMÍLCAR ALVES DE MELLO;
29.      SD PM EDUARDO VIEIRA DA SILVA;
30. SD PM EVERTON FRANCISCO SERQUEIRA;
31. SD PM RUMMENIGGE TOCA DA SILVA; e
32. 1º SGT PM ÂNGELO CRISCUOLO (Presidente da Assoc. Subtenentes e Sargentos).
Uma viatura do 5º BPMM vem me buscar para me levar até o local da cerimônia de entrega das medalhas aos relacionados pelo MAJOR PM WÁLTER CASTRO GARCIA, presidente do NÚCLEO MMDC NORTE. Esta manhã apresenta um calor intenso. Vamos cumprimentar o Comandante do CPA/M-3, CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX, o delegado seccional Norte, Doutor COSMO STIKOVICS FILHO, o diretor do Semanário da Zona Norte, JOÃO CARLOS DIAS e seus auxiliares direitos, o FERNANDO VICARI BERQUÓ, que receberá a Medalha MMDC nesta manhã, e o DANILO. Estão presentes também vários oficiais dos diversos batalhões da área norte, o vereador eleito ADRIANO LOPES TELHADA e o vereador eleito CONTE LOPES.
A entrega das medalhas é feita embaixo de um calor acima de 30 graus. São 11:30 horas quando deixo a zona norte, numa viatura da área, que conduz também o MAJOR PM WALTER CASTRO GARCIA e AMADO RÚBIO. Vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e encontramos MARINEI atrapalhada por causa de dois serralheiros que vêm colocar uma nova fechadura na porta de entrada da sede. Também está presente ERIC LUAN APOLINÁRIO, que veio de ITAPIRA para receber o COLAR DA VITÓRIA. Outras pessoas vão chegando e rumamos então para a Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – para o almoço da Vitória, muito esperado por 32 associados que logo mais serão condecorados com o COLAR DA VITÓRIA. Alguns dos convidados já estão presentes para o almoço: JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA, Doutora MARIA LÚCIA DE CAMARGO, Doutor RODRIGO VAROTTI, MARIANO TAGLIANETTI (veio de CURITIBA para prestigiar o evento) e muitos outros companheiros da jornada de trabalhos no MMDC. Há um ambiente bastante descontraído durante o almoço. Conversamos com muitos dos convidados e vale salientar o retorno do ROMAGNOLI e da JANAÍNA, que durante anos trabalharam arduamente conosco e depois houve um afastamento por alguns pontos discordantes entre associados. Depois das 14 horas, todos saem da AOMESP e vão para a sede do MMDC. Ali, com início às 15 horas, fazemos a abertura da solenidade de entrega do COLAR DA VITÓRIA com o canto do HINO NACIONAL. O SARGENTO PM CLEMENTE entra com o Pavilhão Nacional e começa então a entrega do COLAR, individualmente, conforme tínhamos programado.

Os membros do Conselho do COLAR, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e Doutora MARIA LÚCIA DE CAMARGO auxiliam na entrega dos primeiros colares. Depois, com o recebimento do colar pelo MAJOR PM OLIMPIO GOMES, nosso deputado estadual, peço a ele que me auxilie nessa entrega. OLIMPIO GOMES recebe o colar como nosso associado. Ele colaborou na ajuda financeira à Sociedade como todos os demais. Há momentos de confraternização entre os associados que hoje estão sendo condecorados e durante um bom tempo permanecem conosco e conversas informais.
Mais tarde, passando já das 18 horas, embarco num trem do metrô e vou até a estação SAÚDE. Caminhando, chego ao endereço da Loja Maçônica MMDC, na Rua CATULO DA PAIXÃO CEARENSE. Vou conhecendo os maçons da loja e, num dado momento, chega o CORONEL ARY CANAVÓ, trazido por um integrante da loja, que reside no mesmo prédio onde mora o CANAVÓ. Ele foi presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em fins da década de 90. Tem passado por sérios problemas de saúde. Conta ele que já sofreu três operações e, na última, teve de extirpar uma parte do fígado, lesionado por um câncer. Vai ele ficar ao meu lado assim que somos chamados para assistir essa sessão branca da LOJA MMDC, que hoje está comemorando o seu JUBILEU DE PÉROLA. O convite para fazer essa palestra partiu do CORONEL PM Res WÁLTER MARTINS DE LIMA, “Past-Master” da loja. O venerável da loja é JOÃO LUIZ KORMANN. Vamos conhecer o 1º Vigilante, ROBERTO GADA, o 2º Vigilante EUTIMBIO DA SILVA ROSA e o Secretário BENEDITO CARLOS PEREIRA. Minha palestra ocupa uns 40 minutos do tempo da sessão branca, mas somente depois das 23 horas é que se encerra o trabalho. Não vou participar do Ágape Fraternal, tentando vencer o relógio para poder retornar para casa. Acontece que erro o caminho e vou embarcar somente na estação IMIGRANTES quando o tempo se esgota. Estou cansado e com problemas de saúde. Numa enfermaria de um quartel próximo procuro auxílio para a minha situação. Sou atendido, mas passo uma noite não muito agradável. 
BRASÍLIA - O juiz Alderico Rocha Santos estipulou a prisão preventiva do empresário Carlos Augusto Cachoeira em dois anos, substituindo-a, no final do prazo, pela cautelar de fiança em R$ 10 milhões. O contraventor foi preso novamente nesta sexta-feira, 7, após ser condenado a quase 40 anos de prisão. "É que o acusado já permaneceu preso por quase nove meses e a prisão por mais dois anos é o suficiente a afastar o sentimento de impunidade, possibilitar a conclusão das investigações sobre os crimes de lavagem de dinheiro, o rastreamento do destino dos valores que transitaram pelas contas das empresas fantasma e a demissão, se o caso, do grupo de policiais e outros servidores públicos que lhe deram suporte na prática dos crimes," afirma a sentença. Para Alderico Santos, há risco ponderável e concreto de repetição de ação delituosa, caso não seja mantida a prisão cautelar de Cachoeira. "A liberdade do requerido Carlos Augusto expressa em toda a sociedade brasileira o sentimento de impunidade e de que o crime compensa, na medida em que o infrator pratica uma série infindada de crimes e continua em liberdade usufruindo da riqueza que o crime lhe proporcionou, já que, até o momento, não se conseguiu rastrear o destino dos milhões de reais que transitaram pelas empresas fantasmas". Chantageado por Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, durante as audiências de instrução, Alderico Rocha Santos é o terceiro juiz a atuar na ação penal da Monte Carlo. O juiz Paulo Moreira Lima deixou o processo após ameaças de morte. Leão Aparecido Alves, que assumiu a 11ª Vara Federal, é amigo de um dos réus e foi pressionado a se afastar do caso.
Sob muitos aplausos, o caixão do arquiteto OSCAR NIEMEYER foi retirado do carro do Corpo de Bombeiros na entrada do Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO, zona sul do RIO. Familiares. admiradores e amigos se aglomeraram na porta principal, de onde saiu o cortejo em direção ao mausoléu onde o arquiteto foi enterrado, às 17:59 horas, sob aplausos e ao ritmo de samba. Bandeiras do partido comunista estavam no trajeto e a Banda de Ipanema tocou “CARINHOSO”. Após o velório do Palácio do Planalto, na tarde de quinta-feira, o corpo do arquiteto foi levado de volta ao RIO para um segundo velório hoje, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura. Durante o dia, parentes, amigos, autoridades, artistas e populares passaram pelo salão nobre para se despedir. O número de presentes, no entanto, não foi contabilizado. Em seguida, um ato ecumênico foi celebrado pelos padres JORJÃO e OMAR, o rabino NILTON BONDER e o pastor luterano MOZART NORONHA. O pastor MOZART NORONHA disse que o arquiteto ajudou a todos a entender o significado da passagem bíblica que diz “a fé move montanhas”. “Acho que pela primeira vez, no RIO, um pastor, um rabino e dois padres se reuniram numa celebração pela morte de um ateu comunista”, disse NORONHA.

O estudante VINÍCIUS PIMENTEL MIRANDA, de 16 anos, estava conversando com os amigos e os primos na noite de ontem na Rua SANTO HONORATO, na VILA IZOLINA MAZZEI, zona norte. Quando voltava para a casa da tia, motoqueiros mascarados o pararam para pedir uma informação. O adolescente decidiu ajudá-los e foi executado com cinco tiros. Diversos moradores testemunharam o crime a afirmam que os assassinos perguntaram o nome de VINÍCIUS. Quando ele respondeu, teriam dito “é esse mesmo” e começaram a atirar. O rapaz foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar até o Hospital do MANDAQUI, onde chegou morto. Na zona leste, um homem que ainda não tinha sido identificado pela polícia até o fim desta edição, foi encontrado morto com um tiro na testa na Rua ÉBANOS PEREIRA, no PARQUE SÃO RAFAEL. Segundo a polícia, o local é conhecido como ponto de encontro de usuários de drogas.   

O PM MARCELO PENNY RIBEIRO, de 33 anos, foi preso em flagrante pelos próprios companheiros de policiamento depois de atear fogo no motoqueiro UOSHINGTON FAMALHO DA SILVA, 19 anos, no bairro de AMERICANÓPOLIS, na zona sul da capital. Os amigos WILLIAN GONÇALVES DA SILVA, de 22 anos, e UOSHINGTON seguiam pela Rua JOSÉ DE ALCÂNTARA quando a moto em que estavam ficou sem gasolina. Um casal, em uma segunda motocicleta, parou para ajudar e resolveu buscar combustível em um posto próximo. Nesse intervalo uma viatura da Polícia Militar parou e abordou os dois jovens. “Os policiais ficaram perguntando onde estava a arma. Ele (soldado MARCELO) falou: ‘Vocês aí têm tatuagem e não têm uma arma?, contou WILLIAN, em entrevista à TV GLOBO. Durante a averiguação, o casal voltou com a gasolina, mas foi embora em seguida. Segundo as vítimas, durante a discussão com os rapazes, o soldado pegou a gasolina e a derramou sobre os dois amigos. Em seguida, acendeu um cigarro e jogou sobre eles. WILLIAN conseguiu fugir, mas UOSHINGTON começou a pegar fogo na calçada. O jovem foi levado ao Hospital SABOYA, na zona sul e teve queimaduras de terceiro grau em 50% a 60% do corpo. Segundo o comandante interino do 46º BPMM, MAJOR PM GILSON ARAUJO, o soldado RIBEIRO afirmou que o cigarro caiu da sua mão e deu início ao incêndio. No final da tarde ele foi transferido para a 3ª Companhia do 46º Batalhão da PM, na região do SACOMÃ. “No momento ele se encontra muito abalado”, disse o advogado da Associação de Cabos e Soldados da PM, THIAGO DE SOUZA DUCA. “Foi uma atitude isolada e não compactuada pelos colegas”, comentou ARAÚJO. RIBEIRO vai responder a processo por tortura e tentativa de homicídio. RIBEIRO estava na corporação há dois anos e deverá ser levado amanhã para um presídio.

O investigador aposentado da Polícia Civil JURANDIR ALVES MARTINS, de 70 anos, atirou em um copeiro de 26 anos, que não teve o nome revelado pela Secretaria da Segurança Pública. Quando foi detido, JURANDIR afirmou que o rapaz tentou invadir o seu apartamento. Para se defender, o investigador atirou várias vezes. Dois projéteis atravessaram a porta de uma vizinha que foi atingida de raspão no sofá. JURANDIR foi preso.

Um ex-policial foi morto a tiros na zona leste de São Paulo, hoje de madrugada. Segundo informações da PM, o ex-policial, que não teve o nome divulgado, ia pegar um táxi em frente à casa da namorada, no bairro ARTUR ALVIM, quando um homem que estava do outro lado da rua se aproximou e atirou. A policia ainda não sabe o motivo do crime e o suspeito conseguiu fugir.      

A Justiça Federal de GOIÁS condenou o contraventor CARLINHOS CACHEOIRA a 39 anos e 8 meses de prisão por peculato, corrupção ativa, violação de sigilo e formação de quadrilha com base em denúncia da OPERAÇÃO MONTE CARLO, contra a exploração de jogos ilegais. Ele foi preso hoje, em sua casa, em GOIÂNIA, e levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde deve passar o fim de semana. CACHOEIRA volta à cadeia duas semanas após deixar o Presídio da PAPUDA, em BRASÍLIA, onde ficou 266 dias detido. A fiança foi fixada em 10 milhões de reais. O advogado do contraventor se disse “estupefato” com a prisão. Além de CACHOEIRA, outros sete réus foram condenados. A OPERAÇÃO MONTE CARLO trouxe à tona a relação do contraventor com políticos, que levaram à cassação do ex-senador DEMÓSTENES TORRES.

A enfermeira JACINTHA SALDANHA, que caiu no trote de locutores da rádio australiana 2DAYFM, em busca de informações sobre a saúde de KATE MIDDLETON, foi encontrada morta hoje em LONDRES. A polícia trata o caso como “morte inexplicada”. O diretor do Hospital KING EDWARD VII, onde ela trabalhava, disse que a equipe está chocada.

A tensão no EGITO aprofundou-se ainda mais hoje, depois que milhares de opositores do presidente MOHAMED MORSI avançaram sobre o arame farpado que isolava o palácio presidencial e, do outro lado, integrantes da IRMANDADE MUÇULMANA em um comício juravam vingar a morte de três de seus integrantes. Pressionado, o governo indicou que está disposto a postergar o referendo sobre a nova Constituição, marcado para o dia 15.

2 013     :      -      SÁBADO
Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C.
 Núcleo Guarulhos
Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 5.530/1960
 RELAÇÃO DE AGRACIADOS 07/12/2013
NOME CARGO/PATENTE MEDALHA
Dr. Adam Akihiro Kubo Pres. Cons. Delib. Pedro de Toledo
Dr. Adejair Pereira Juiz do Trib. Just. Maçônica - GOP MMDC
Dra. Adriana Porto Mendes Juíza Diretora do Fórum Guarulhos Constitucionalista
Alexandre Herbas Camacho Policial Militar Constitucionalista
Alipio de Lima Rios Capitão Pedro de Toledo
André Lúcio Coelho de Souza Subtenente Chefe Inst. Tiro de Guerra MMDC
Dr. André Luis Adoni Juiz de Direito Pedro de Toledo
Anselmo Almeida dos Santos 2º Sgto. PM Constitucionalista
Dr. Antonio Donizete Gonçalves Odontologista Constitucionalista
Antonio Pereira da Silva Policial Militar Pedro de Toledo
Carlos Antonio Barreto Policial Militar Constitucionalista
Dr. Nelson Silveira Guimarães Delegado Seccional Guarulhos MMDC
Dr. Edgard Vargas Caetano Jr Advogado Pedro de Toledo
Edson Adão da Silva Cabo PM MMDC
Eduardo Antonio da Silva Pires Pres. da Câmara Mun. de Guarulhos Constitucionalista
Dr. Fábio de Souza Santos Pres. Da OAB Guarulhos Constitucionalista
Fábio Henrique da Silva Policial Militar MMDC
Gláucio de Souza Faria 1º Sgto. Instrutor Tiro de Guerra Pedro de Toledo
Iron Moreira de Carvalho 1º Sargento PM MMDC
Dr. João Dárcio Ribamar Sacchi Secr. Seg. Pública de Guarulhos Constitucionalista
Jobson Clementino de Jesus Policial Militar MMDC
Leonel Batista Cassimiro 2º Sargento Pedro de Toledo
Luciana Fernandes Carlini Empresária MMDC
Marco Antonio de Oliveira Campos Major PM MMDC
Marco Aurélio de Almeida Cunha Vereador/SP Constitucionalista
Dr. Marco Iannoni Pres. Guarulhos Conv. e Visitors Bureau MMDC
Dr. Maurício Colin Diretor CIESP MMDC
Dr. Rogério Martir Vice-Pres. OAB Guarulhos Pedro de Toledo
Rubens Alves Pereira Capitão PM MMDC
Loredana Emilia Piovessan Glasser Vice Presidente ASEC MMDC
Darcy Toigo Empresário Constituicionalista
Marco Iannonni Presidente da Guarulhos Conventione
MMDC
Visitors Bureau
AARÃO RUBEN DE OLIVEIRA Presidente da ASEC Pedro de Toledo
O Jobson Clementino de Jesus foi retirado para dar os 32 agraciados.

Gentilmente, a MARINEI chega em casa por volta das 9 horas. Leva-me em seu carro até o TEATRO ADAMASTOR, na Avenida MONTEIRO LOBATO. A primeira pessoa com quem cruzamos é a JANAÍNA EXPÓSITO PINTO. Depois, no estacionamento, encontramos o CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI, Presidente do NÚCLEO MMDC-GUARULHOS, e CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
É a primeira vez que compareço neste TEATRO. Suas dependências são muito boas. Há espaço para vários eventos ao mesmo tempo. Para se ter uma idéia o anfiteatro número 8 é o destinado para as condecorações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Aos poucos, vamos conhecendo os escolhidos para serem homenageados pelo Núcleo MMDC-GUARULHOS, um “braço” da Sociedade neste município que conheço desde 1966.
O CORONEL PM LEVI ANASTÁCIO FÉLIX é o Comandante do CPA/M-7 Região de GUARULHOS. Por coincidência, em 7 de dezembro de 2012, no ano passado, seu irmão – AUDI ANASTÁCIO FÉLIX comandava o CPA/M-3 (REGIÃO LESTE DA CAPITAL) e era condecorado num evento proporcionado pelo nosso Núcleo MMDC-NORTE, com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Na composição da Mesa de Trabalhos o CORONEL PM LEVI deveria ser o presidente, mas ele declina essa posição ao Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fica ao meu lado, bem como o Presidente do Núcleo MMDC-GUURULHOS, o advogado CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI; o Vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES; O secretário de Segurança Pública do Município, Doutor JOÃO DÁRCIO RIBAMAR SACCHI e o Presidente da Câmara Municipal de GUARULHOS, EDUARDO ANTONIO DE SILVA PIRES.
Por um pedido do CORONEL PM Res WÁGNER CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA TAVARES PINTO, que comandou o CPA/M-7 há alguns anos, são entregues algumas medalhas COMANDANTE SAMPAIO e VILAGRAN CABRITA a pessoas que deveriam tê-las recebido numa cerimônia que já se realizou em GUARULHOS. Lembro que, há doze anos atrás, o CAPITÃO PM WÁGNER era comandante de um pelotão de formandos do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais da PMESP e, no 7 de dezembro de 2001, participava da solenidade na APMBB.
Condecoramos as personalidades que constam da listagem acima e há uma verdadeira confraternização durante a outorga das medalhas MMDC, CONSTITUCIONALISTA e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Fazem uso da palavra o Presidente do NÚCLEO MMDC-GUARULHOS e o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encerrada a solenidade, há promessas de retorno em 2014 para os meses de maio, julho e outubro, como manda o nosso Estatuto. Passa do meio-dia quando deixamos o TEATRO ADAMASTOR.
MARINEI leva-me de retorno à minha casa. Ela está contente com o filho LUCAS, que entra de férias após o primeiro ano de estudos na Universidade de ARARAQUARA. O rapaz é um verdadeiro orgulho para a família. Sempre foi estudioso e será um futuro engenheiro.

O CAPITÃO PM RONALDO FABIANO BORGES, Encarregado do Cerimonial da solenidade no TEATRO ADAMASTOR manda-me o seguinte e-mail: Resumo do evento de entrega de Medalhas da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC - Núcleo Guarulhos.


Ronaldo Fabiano Borges


Boa tarde Sr. Cel Ventura.
Encaminho a V, Sª em anexo a relação de agraciados na solenidade de entrega de medalhas do núcleo Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, ocorrida na data de hoje, 07DEZ13. Esclareço que abrilhantaram o evento, além do senhor, de familiares e demais convidados, as seguintes autoridades:
Dr. Carlos Alberto Romagnolli - Presidente do núcleo Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC;
Cel PM Levi Anastácio Félix - Cmt Pol Área M-7;
Cel PM Mendes - Vice Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC;
Vereador Eduardo Soltur - Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos; João Dárcio Ribamar Sacchi - Secretário de Assuntos de Segurança do Município de Guarulhos;
Dr. Edson Silveira - Delegado de Polícia - Representando o Dr. Nelson Ferreira Guimarães;
Dr. Fábio de Souza Santos - Presidente da OAB Guarulhos;
Adam Kubo - Vice-Presidente do núcleo Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC;
Ten Cel Barreto - Comandante da Guarda Municipal de Guarulhos;
Dra. Janaína Expósito Pinto - 1ª Presidente do núcleo Guarulhos da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC;
Jorge Taiar - Presidente da ACE - Guarulhos;
Maurício Carlos Colin - Diretor Titular da CIESP;
Marco Ianone - Presidente Convencion Birô;
Maj PM Matiotta - Coordenador Operacional do 31º BPM/M - Representando o Cmt do Btl Ten Cel Wilson;
Professor Marcelo Charaba - Diretor de Segurança Pública de Guarulhos;
Dr. Ulisses Barbosa - Corregedor da Guarda Civil de Guarulhos.
Não será possível passar todas as fotos em uma única mensagem, em face do tamanho do arquivo exceder o limite permitido pelo provedor, sendo assim passaremos diversos emails, cada um com um pouco de fotos. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente.
Também o RONALDO e a MARINEI mandam-me imagens da solenidade. Consigo colocá-las em meu blog.
Leio no DIÁRIO OFICIAL:
PROMOÇÃO A CORONEL:
TENENTE-CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, do 44º BPMM. É classificado no EM/E – ASSIST ADM.
TRANSFERÊNCIAS:
CORONEL PM JOÃO BATISTA JÚNIOR, do EM/E ASSIST ADM para o CPA/M-12 – MOGI DAS CRUZES;
CORONEL PM ROBERTO RENZI CUNHA, do CBM para o CCB;
CORONEL PM WÁGNER BERTOLINI JÚNIOR, do ESB para o CCB;
CORONEL PM KLÉBER DANÚBIO ALENCAR JÚNIOR, do CPA/M-12 PARA a ESB.
O CORONEL PM ERIK HOELZ COLLA é designado para o Comando do Corpo de Bombeiros.
É transferido para a reserva, no posto de CORONEL PM, o TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO FERRAZ DOS SANTOS, do CBM. Ele nasceu em 19 de novembro de 1957. Entrou para a PMESP em 11 de outubro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 24 de maio de 2006; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2009.
TENENTE-CORONEL PM EDNEIDE LIMA NÓBREGA ALMEIDA. Nasceu em 28 de junho de 1960. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi promovida a 2º TENENTE em 27 de outubro de 1988; 1º TENENTE – 24 de maio de 1990; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovida a TENENTE-CORONEL em 29 de novembro de 2008.
TENENTE-CORONEL PM RICARDO DA ROCHA BORTOLETTO, da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa. Nasceu em 12 de outubro de 1963. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982; PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1987. Não tenho as datas de suas promoções a CAPITÃO e a MAJOR. Sua promoção a TEENTE-CORONEL é de 29 de novembro de 2008.
TENENTE-CORONEL PM HENRIQUE DIAS, Comandante do 42º BPMM – OSASCO. Nasceu em 8 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 15 de dezembro de 2004. TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.

O brilhante trabalho de TITE no comando do CORINTHIANS foi encerrado de forma melancólica. Hoje, na ARENA PERNAMBUCO, o NÁUTICO, segundo pior time da história dos pontos corridos, derrotou o atual campeão do mundo, por 1 a 0, em duelo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Considerado o melhor treinador da história do CORINTHIANS, TITE sofreu a 55ª derrota no comando do clube. Para um time que faturou a LIBERTADORES e o MUNDIAL DE CLUBES do ano passado, a temporada termina sem motivo algum para comemoração. Com o resultado, o CORINTHIANS deverá terminar o campeonato na parte de baixo da tabela.

A novela acabou. ROGÉRIO CENI adiou a aposentadoria por mais uma temporada e renovou o seu contrato com o SÃO PAULO até o fim de dezembro de 2014. Ou seja, a partida de amanhã, às 17 horas, contra o CORITIBA, marca apenas o encerramento do Brasileiro e não mais o fim da carreira do maior ídolo do TRICOLOR. “O que mais me motivou a renovar o contrato, primeiro foi a oportunidade de continuar aqui no SÃO PAULO, minha segunda casa. Eu adoro isto aqui, é praticamente a minha vida”, declarou o goleiro de 40 anos.
No início da temporada, o MITO havia dito que penduraria as luvas ao fim deste ano. Porém, depois de atravessar a maior crise da história do SÃO PAULO, ele passou a cogitar a idéia de permanecer no clube.
Até mesmo a torcida contribuiu para ROGÉRIO deixar a aposentadoria de lado. Com atuações memoráveis do capitão, como na partida contra a UNIVERSIDAD DO CHILE, pela SUL-AMERICANA, os são-paulinos aderiram à campanha pela renovação do contrato do MITO. “Agradeço às manifestações de carinho, à presença do público nos estádios neste momento difícil, ás mensagens, às pessoas que estiveram todos esses dias na porta do CT, com meu nome ou meu rosto tatuado no corpo, isso vai sensibilizando”, disse o CAMISA 1. “Nosso capitão, que personifica o sentimento do torcedor pelo clube, segue jogando e essa é uma enorme vitória”, comemorou JUVENAL JUVÊNCIO.
ASSIM, 2014 será mais um ano para ROGÉRIO CENI buscar outros recordes. Resta, agora, saber qual será a próxima meta que o arqueiro vai superar.

Um turista canadense foi morto, nesta tarde, durante uma tentativa de assalto na VIA ANCHIETA, altura de CUBATÃO. O rapaz estava de férias no BRASIL, junto com um amigo inglês que também estava no carro, mas conseguiu escapar sem ferimentos. Uma testemunha viu quando três criminosos começaram a perseguir os jovens e fecharam o veículo. O turista morto tentou tirar o cinto de segurança para descer do carro, mas os bandidos estranharam o movimento e dispararam duas vezes. O canadense foi baleado no braço e no peito. Ele morreu na hora. Os criminosos fugiram sem levar nada.

Um Policial Militar foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro da FREGUESIA DO Ó, na zona norte. Ele foi abordado na altura do número 5000 na Avenida INAJAR DE SOUZA ontem à noite. O PM foi atingido no ombro e levado ao Pronto Socorro de CACHOEIRINHA. Após o tiro, os criminosos fugiram sem levar a moto da vítima.

Uma operação da Polícia Civil descobriu, hoje, uma refinaria de drogas em GUARULHOS. Depois de uma denúncia anônima, os investigadores fizeram campana na Rua NARAIN SINGH LUCHINI, no PARQUE CONTINENTAL, em frente ao imóvel. Ao perceberem que um homem dentro da casa tentava fugir pelos fundos, eles invadiram a residência e encontraram um pequeno arsenal, munição e material para refinar a droga. O vendedor JÚNIOR DA SILVA, de 30 anos, foi preso em flagrante. Dentro da residência, em um porão, foram encontrados dois fuzis calibre 556 – um deles com mira telescópica -, uma submetralhadora e nove pistolas e revólveres, além de 25 quilos de cocaína, um tijolo de crack e 380 gramas de maconha.

Em pé de guerra com o Supremo Tribunal Federal pó causa do julgamento do mensalão e da prisão de parte da cúpula do partido, o PT afirma, na versão final do texto-base do 5º Congresso, a ser realizado na semana que vem, que o sistema judicial brasileiro é “lento”, elitista e pouco transparente”. A crítica ao sistema judicial é feita logo após o documento afirmar que o PT é “prisioneiro de um sistema eleitoral que favorece a corrupção”, segundo o jornal “O GLOBO”, que teve acesso ao material.
“O sistema judicial lento, elitista e pouco transparente tem sido igualmente permeado por interesses privados”, diz o texto, que vai nortear as discussões do encontro, convocado com o objetivo de renovar o programa partidário e traçar uma narrativa sobre os 11 anos de governo do PT à frente do BRASIL. Ele ainda poderá sofrer alterações depois de debates entre as diferentes correntes do partido durante o 5º Congresso e ficará em aberto por um ano. O texto foi escrito pelo assessor especial da Presidência da República, MARCO AURÉLIO GARCIA, e pelo deputado RICARDO BERZOINI, ex-presidente do partido, representando a visão do Campo Majoritário do PT. Além de defender reformas dos sistemas político, eleitoral e judicial, o partido retoma uma de suas principais bandeiras, a regulamentação dos meios de comunicação.

FILOMENA MATARAZZO SUPLICY não poderia ser mais paulistana: nasceu em 24 de setembro de 1908 em um casarão da Avenida PAULISTA, a mais importante via de SÃO PAULO. Neta do conde FRANCESCO MATARAZZO, o italiano que ergueu  o império INDÚSTRIAS REUNIDAS FÁBRICAS MATARAZZO, FILOMENA foi casada duas vezes e teve 11 filhos, entre eles o senador EDUARDO MATARAZZO SUPLICY (PT). “A PAULISTA era sossegada. As crianças brincavam nas ruas. Corríamos no PARQUE TRIANON brincando de soldado e ladrão e ciranda de roda. Fazíamos jogos e cantávamos, quase sempre em alemão, pois tínhamos babás alemãs e aprendíamos as cantigas de sua terra natal. As famílias de boa estirpe de cidade se reuniam nas matinês do CINE REPÚBLICA, no fim da BARÃO DE ITAPETININGA, ou nos chás da tarde da CONFEITARIA VIENENSE”, afirmou em entrevista ao “JORNAL DA TARDE”, em 2006. Junto com o segundo marido, PAULO COCHRANE SUPLICY, ajudou a CASA DO PEQUENO TRABALHADOR. Atualmente a instituição leva o nome de FUNDAÇÃO JOVEM PROFISSIONAL. A matriarca morreu em sua residência, no dia 7 de dezembro. Ela deixa 164 descendentes.

Apontado como mentor do assassinato da juíza PATRÍCIA ACIOLI, em agosto de 2011, o TENENTE PM DANIEL SANTOS BENITEZ LOPEZ foi condenado, no fim da noite de ontem, a 36 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha. Ele também perdeu o cargo na PM. DANIEL BENITEZ é um dos 11 acusados de matar a magistrada em NITERÓI (RJ). Durante o julgamento, lê negou envolvimento no caso. Seis PMs já foram condenados. Outros cinco deverão ir a julgamento em abril. A juíza, com 47 anos, morreu com 21 tiros, na porta de casa. Na época, ela era titular da 4ª Vara Criminal de SÃO GONÇALO, no GRANDE RIO. ACIOLI atuava em diferentes processos nos quais PMs daquele município estavam envolvidos em supostos assassinatos. O TENENTE-CORONEL PM CLÁUDIO OLIVEIRA – que em 2011 comandava o 7º BPM (SÃO GONÇALO) – é acusado de ser o mandante do crime. O CABO PM CARLOS ADÍLIO MACIEL DOS SANTOS foi sentenciado a 19 anos e seis meses de prisão. JEFFERSON MIRANDA recebeu pena de 26 anos. Já JOVANIS FALCÃO foi condenado a 25 anos e 6 meses de prisão e JÚNIOR CESAR DE MEDEIROS, a 22 anos e 6 meses de cadeia. O réu SÉRGIO COSTA JÚNIOR foi condenado a 21 anos de prisão.

A Organização Mundial do Comércio chegou hoje a um acordo histórico, o primeiro com alcance global, para reviver o comércio. O pacto foi apoiado por representantes dos 159 países reunidos em BALI (INDONÉSIA) e pode aumentar em um trilhão os números do comércio mundial e gerar 21 milhões de novos postos de trabalho.              



2 014      :    -    DOMINGO
AMADO RÚBIO mantém um contato telefônico comigo. Explica ele que o ALFREDO PIRES lhe disse que eu estava procurando notícias sobre o seu estado de saúde. Diz o AMADO que, possivelmente, tenha de colocar marca-passo no coração. Aceita, resignadamente, essa situação e não desanima.
LUCINDA recebe um telefonema de sua irmã MARGARIDA. Ela quer dispor de uma estante de 1metro 30 porque sua filha CRISTIANE está grávida e deverá ficar com a sua mãe pelos próximos dias. O PAULO ISHIKAWA, algumas horas depois, traz a estante, desmontada, para casa. Ainda não sabemos onde colocá-la.
Durante este domingo procuro atualizar minhas memórias, mesmo porque a semana que irá começar amanhã trará as primeiras grandes novidades quanto a nova sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. 

Ligia Aparecida Soto Rubio

Prezado Cel Ventura, boa noite
Primeiramente, agradecemos por toda  a atenção e carinho dispensados.
Hoje, os Srs.  conseguiram conversar via fone e, nesta semana estaremos no acompanhamento aos Médicos para uma melhor
orientação quanto aos sintomas apresentados.  
Desejamos que a Mudança ao Obelisco transcorra dentro da plena normalidade. Com o passar dos dias tudo irá se organizando.
Estaremos mantendo contato. 
Aproveitamos para cumprimentar Dona Lucinda e desejar uma semana de muita Luz!
Abraços, Ligia, Nadir e Amado 


Vitória de SUA tenacidade.



MarianoTaglianetti

Caro Cel.VENTURA, bom dia !
 Notícia alvissareira. Em verdade, vitória de SUA tenacidade.
 A transferência da sede para o MONUMENTO MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA dará pleno trânsito ao objetivo de cultivar perenemente a EPOPÉIA DE 32 e no alvorecer de 2015 amplia a perspectiva das gerações futuras porfiarem nossos ideais, consolidando a luta  à qual tem dedicado esforço contínuo.
Parabéns!
Fraternal apreço, Mariano.
A história se repetiu. Como durante todo o BRASILEIRO, o PALMEIRAS, mesmo em casa, não fez a parte dele e só empatou com o ATLÉTICO - PR por 1 a 1. A sorte dos alvi-verdes foi que VITÓRIA e BAHIA também não fizeram o que deveriam e, graças à derrota do RUBRO-NEGRO para o SANTOS e ao tropeço do TRICOLOR diante do CORITIBA, o VERDÃO se manteve na Série A.
Um time que levou mais gols do que o CRICIÚMA (59 a 56), fez menos do que o VITÓRIA (34 a 37) e teve saldo inferior ao do BOTAFOGO (-25 a -17), não desencantaria na última rodada. Desde o começo, ficou claro que o torcedor alviverde sofreria.
O SANTOS estava na dele. Não lutava por mais nada no BRASILEIRO. A não ser pela dignidade. Durante toda a tarde, torcedores santistas invadiram a conta do clube no TWITTER pedindo que os jogadores entregasse o jogo para o VITÓRIA. Resultado que, combinado com o empate do PALMEIRAS com o ATLÉTICO-PR, rebaixaria o rival da capital para a Série B.
Em nenhum momento, porém, o PEIXE deu mostras de corpo mole. Pelo contrário. Jogou fechado, apostando em contra-ataques, e teve pelo menos três boas chances de marcar no primeiro tempo. O SANTOS aproveitou a apatia do VITÓRIA e venceu por 1 a 0.
ALEX ganhou LIBERTADORES, COPA DO BRASIL, BRASILEIRO e COPA AMÉRICA. Foi ídolo de CORITIBA, PALMEIRAS, CRUZEIRO e FENERBAHCE. Conquistou diversos títulos individuais e marcou o nome na história do futebol. Hoje, com 37 anos e jogando mais do que a maioria dos garotos, deu adeus ao esporte.
Vestindo a camisa 10 do CORITIBA, o meia ajudou seu time a vencer o BAHIA, por 3 a 2, e, aplaudido de pé, encerrou a vitoriosa carreira.  Enquanto ALEX e seus fãs choravam de emoção, os jogadores e torcedores do BAHIA se afogavam em tristeza. A derrota, na verdade, não foi determinante, já que o empate do PALMEIRAS era suficiente para o rebaixamento. Mesmo sabendo que a permanência na Série A seria complicada, o BAHIA caiu sob lágrimas.
Em ritmo de férias, o SÃO PAULO não conseguiu fechar o ano com chave de ouro. Hoje, na ARENA PERNAMBUCO, o SPORT derrotou o TRICOLOR, por 1 a 0. Mesmo sem somar pontos, o time de MURICY RAMALHO encerrou o BRASILEIRO com 70, no segundo lugar da tabela.
Os torcedores do CRUZEIRO tiveram uma tarde perfeita. Hoje, no MINEIRÃO, eles viram a RAPOSA se despedir do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 2 a 1 sobre o FLUMINENSE, com direito a golaço de MARCELO MORENO. De quebra, a equipe mineira alcançou os 80 pontos, superou o SÃO PAULO de 2006 e alcançou a melhor pontuação na história do nacional por pontos corridos com 20 clubes participantes.
De forma melancólica, o GRÊMIO encerrou a participação no BRASILEIRO com o empate por 1 a 1 com o FLAMENGO, em PORTO ALEGRE. Também sem pretensão na rodada, o GOIÁS fez a sua parte e bateu a CHAPECOENSE por 4 a 2, em GOIÂNIA.
Já o rebaixado BOTAFOGO recebeu o ATLÉTICO MINEIRO, no Estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA. As equipes não saíram do 0 a 0.

A estadia de PELÉ no Hospital ALBERT EINSTEIN completou hoje duas semanas. Apesar das consecutivas melhoras, a equipe médica que cuida do REI DO FUTEBOL ainda não definiu uma data para que ele receba alta. Segundo o último boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do hospital, o ídolo santista está bem e não apresenta mais nenhum sintoma da infecção renal que o incomodava quando chegou ao local. "PELÉ apresenta boa evolução clínica, sem sinais de infecção, mantendo tratamento com antibióticos", garantiu o EINSTEIN, em nota.

Um conflito entre GCMs e usuários de drogas na região da CRACOLÂNDIA, no Centro da capital, deixou quatro guardas feridos e seis viaturas danificadas, incluindo um ônibus de monitoramento de imagens, na noite do sábado. Duas pessoas foram detidas e acabaram liberadas em seguida.
Segundo a polícia, o tumulto começou às 20:25 horas na esquina entre a RUA HELVETIA e a ALAMEDA DINO BUENO. Irritados com a abordagem dos guardas civis metropolitanos, os viciados se armaram de paus e pedras e começaram a atirá-los em direção aos guardas. De acordo com o boletim de ocorrência, "eram centenas de desconhecidos" conta os GCMs. Os guardas precisaram chamar apoio da Força Tática da Polícia Militar, que dispersou os viciados com gás de pimenta e bombas de efeito moral. Um feirante de 30 anos e um mecânico de 29 foram detidos.
A dupla estaria fazendo ameaças dizendo que eram donos do local e poderia matar os GCMs a qualquer hora, além de frases como "a gente tem fuzil" e "vocês só estão vivos porque queremos". Os dois foram levados ao 2º DP (BOM RETIRO) e liberados em seguida.

O adolescente VITOR DE SOUZA SANTANA, de 17 anos, foi morto e o ajudante RAPHAEL MARTINS, de 20 anos, preso, após ambos roubarem uma moto e serem perseguidos pela polícia na VILA NOVA CACHOEIRINHA, zona norte da capital, nesta madrugada. VITOR estava armado, trocou tiros com os policiais e foi baleado na frente da lanchonete HABIB´S na Avenida ITABERABA.

O poderoso tufão HAGUPIT, de lenta movimentação, atingiu a região central das FILIPINAS hoje e destruiu casas, derrubou árvores e redes de energia em áreas que ainda se recuperam de uma super-tempestade ocorrida há pouco mais de um ano. Nas aldeias costeiras de DOLORES, na ILHA DE SAMAR, 80% das casas foram destruídas. Autoridades confirmaram que pelo menos três pessoas morreram, incluíndo um residente de DOLORES que foi morto pela queda de um coqueiro.

Além do fotojornalista americano LUKE SOMERS, de 33 anos, e do professor sulafricano PIERRE KORKIE, 56, uma mulher, um menino de 10 anos e um líder local da AL-QAEDA estavam entre pelo menos 11 pessoas mortas quando as forças lideradas pelos ESTADOS UNIDOS lutaram contra militantes em uma missão fracassada de resgate no IÊMEN, disseram moradores hoje. Forças especiais dos EUA invadiram a aldeia de DAFAAR pouco depois da meia-noite, no sábado, matando vários membros da AL-QAEDA na Península Arábica.

Pela quarta noite seguida, os nova-iorquinos voltaram às ruas no sábado em protesto contra uma série de assassinatos de homens negros desarmados por policiais brancos. Apesar da chuva forte, dezenas de manifestantes reuniram-se em TIMES SQUARE e na UNION SQUARE, onde a multidão gritava "não consigo respirar" - frase final dita repetidamente, por ERIC GARNER, de 43 anos e pai de seis filhos, morto em julho depois de ser estrangulado pela polícia. Havia a expectativa de mais protestos hoje.

Seis homens detidos por mais de uma década na prisão militar norte-americana na BAÍA DE GUANTÁNAMO, em CUBA, foram recebidos pelo URUGUAI hoje, como refugiados, disse o PENTÁGONO, no mais recente passo de um esforço lento da administração BARACK OBAMA para fechar o centro de detenção.
A liberação de quatro sírios, um tunísio e um palestino, que foram levados para a AMÉRICA DO SUL a bordo de um avião militar dos ESTADOS UNIDOS, representa o maior grupo a deixar o campo de detenção dos EUA desde 2009.       
OBAMA assumiu o cargo há quase seis anos prometendo fechar a prisão, citando seus danos à imagem dos EUA em todo o mundo. Mas ele não foi capaz de fazê-lo, em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso dos EUA. 
A libertação dos seis foi adiada algumas vezes, a última delas em agosto, quando o URUGUAI tornou-se preocupado com os riscos políticos nacionais na corrida para a sua eleição presidencial em outubro. Mas com a votação terminada, o presidente JOSÉ MUJICA seguiu adiante com o aceite dos prisioneiros.
"Estamos muito gratos ao URUGUAI por essa ação humanitária importante", disse CLIFFORD SLOAN, o enviado do Departamento de Estado de OBAMA sobre GUANTÁNAMO, que negociou o acordo de transferência em janeiro. Sete outros presos foram transferidos de GUANTÁNAMO desde o início de novembro, incluindo três para a GEÓRGIA, dois para a ESLOVÁQUIA, um para a ARÁBIA SAUDITA e um para o KUWAIT. Agora, restam 136 detidos na base.