sábado, 27 de dezembro de 2014

26 DE DEZEMBRO DE 2014 - SEXTA-FEIRA

DIA     VINTE     E     SEIS    DE      DEZEMBRO     DE     2 014      -      SEXTA-FEIRA.
77 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 170º DO ANO 65º
56 anos e 203 dias na PMESP
55 anos e 315 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 009 dias – 480 984 horas.
51 anos e 110 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 286 dias no Posto de Coronel – 321 meses e 14 dias.
3 anos e 172 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 836 dias no posto de CORONEL - 23 anos e 12 dias na reserva.
10 393-250 296                                9 836-236 476                                  10 159-244 032.

DIA DA LEMBRANÇA
DIA DO PEDREIRO

DIA DE SANTO ESTÊVÃO. Era judeu da diáspora. Foi um dos sete primeiros diáconos de JERUSALÉM. Pregava admiravelmente e obtinha numerosas conversões para o Cristianismo, razão pela qual incorreu no ódio dos judeus inimigos da Igreja nascente. Foi preso e condenado como blasfemo, acusado de subverter as leis. Foi apedrejado. Tem a glória de ser o PROTOMÁRTIR, ou seja, o primeiro mártir que derramou seu sangue por amor a JESUS CRISTO. Seu martírio assinala a ruptura entre judaísmo e cristianismo.

522 a. instala-se o primeiro povoamento espanhol na AMÉRICA, em 26 de dezembro de 1492.
226 a. da reunião final decisória dos INCONFIDENTES na casa do TENENTE-CORONEL FRANCISCO DE PAULA FREIRE DE ANDRADA, em 26 de dezembro de 1788. Entre os participantes estava o comandante da tropa em SÃO JOÃO DEL REI, o coronel JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, pessoa de reputação duvidosa. Como fazendeiro e minerador tinha uma dívida enorme com a Coroa portuguesa e, caso tivesse que saldá-la, ficava configurada a sua ruína. A viagem de TIRADENTES ao RIO em 4 de março de 1789 teve o propósito de arregimentar mais pessoas e participar o andamento da conjuração aos seus adeptos. A idéia era desencadear a rebelião no dia em que fosse decretada a derrama. Sabedor de todos os fatos e informações e em troca do perdão de suas dívidas, SILVÉRIO DOS REIS, em 15 de março de 1789, resolveu denunciar ao VISCONDE DE BARBACENA a INCONFIDÊNCIA. Dois dias depois, o governador suspendeu a derrama e, no dia 25, encaminhou ao vice-rei um ofício no qual relatava a denúncia. No dia 7 de maio de 1789, teve início a abertura da DEVASSA no RIO DE JANEIRO, com a instauração das investigações sobre a conjuração mineira. Três dias depois, ainda no RIO, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER foi preso e, uma semana depois, em conseqüência da chegada em VILA RICA da notícia de sua prisão, teve início a prisão dos demais inconfidentes.
222 a. nasce CHARLES BABBAGE, inventor e matemático britânico, em 26 de dezembro de 1792. Ele construiu máquinas de calcular, baseando-se em princípios que se adiantaram ao sistema de informática atual.
208 a. firmado o acordo de paz entre FRANÇA e ÁUSTRIA, em 26 de dezembro de 1805.
128 a. falece ANTÔNIO JOAQUIM DA ROSA, BARÃO DE PIRATININGA. Nasceu em SÃO ROQUE (SP), em 1817 ou 1822. Falece em SÃO PAULO, no dia 26 de dezembro de 1886. Escritor, poeta e romancista. Deputado Geral por SÃO PAULO, em 1869/77. Deputado Provincial por SÃO PAULO, no período de 1876/77 e 1878/79. Vice-presidente da Província de SÃO PAULO em 1869. Chefe do Partido Conservador. Entusiasta da construção da Estrada de Ferro Sorocabana, por entender que seria de grande benefício para o desenvolvimento das cidades. Agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de BARÃO DE PIRATININGA, em 1872. Comendador da Imperial ORDEM DA ROSA. Em seu túmulo encontra-se  uma lousa simples com a seguinte inscrição: NINGUÉM.
123 a. nasce o escritor HENRY MILLER em 26 de dezembro de 1891, em NOVA YORK. Falece em LOS ANGELES, em 7 de junho de 1980.
Além de escritor, Miller foi lixeiro, coveiro e vendedor de livros. Henry Valentine Miller nasceu em 1891, em Nova York (EUA), filho de um pobre alfaiate do Brooklyn, bairro onde cresceu e exerceu diversas profissões – de lixeiro e coveiro a vendedor de livros e empregado da companhia de telégrafos Western Union. Em 1924, larga seu emprego para se dedicar à literatura. Miller muda-se para Paris em 1930; convivendo com outros norte-americanos voluntariamente exilados, sofre privações econômicas, compensadas para ele pela liberdade moral dos franceses. Torna-se amigo de expoentes da cultura da época, como Anaïs Nin e Lawrence Durrel.
Trópico de Câncer, seu primeiro livro, foi publicado em 1934, em Paris, com ajuda de Anaïs Nin, que também o auxilia na publicação de Primavera Negra (1936) e de Trópico de Capricórnio (1939). Em 1940, a Segunda Guerra obriga Miller a voltar aos EUA. Instala-se, então, em Big Sur, na Califórnia, mas seus livros são proibidos no país, sob acusação de obscenidade.
Foi só na década de 1960, com suas reivindicações de liberdade sexual, que a mocidade norte-americana reconheceria em Miller um grande autor, para não dizer um guia. Sua trilogia autobiográfica Sexus (1949), Plexus (1952) e Nexus (1959) seria liberada em 1964, após uma série de processos judiciais. Henry Miller morreu em 1980, em Los Angeles (EUA).
121 a. nasce MAO TSE TUNG em 26 de dezembro de 1893, em SHAOSHAN, um vilarejo da província agrícola de HUNAN. Foi o primeiro menino na família. Depois viriam os dois caçulas, MAO ZEMIN, em 1895, e MAO ZETAN, em 1903. Seu pai, o camponês abastado MAO RENSHENG, reprovava a soberba do filho mais velho, que fazia questão de mostrar desprezo pelos clássicos da literatura chinesa, embora fingisse os conhecer. Como todo extremista, MAO foi um intelectual incompleto, mais expedito em abusar das citações que em assimilar a essência dos grandes pensamentos filosóficos. O que já se sabe sobre a adolescência de MAO é que nutria ódio pelo pai e grande apego pela sua mãe, WEN QIMAI. Sua vida dali em diante não seria um terreno fértil para o amor, substituído pela busca exacerbada de prazer carnal e pelo exercício do poder arbitrário. O afeto, aliás, não estava nem remotamente presente quando em 1908, antes de completar 15 anos, ficou noivo da filha de um camponês, uma moça de nome LUO. Esse casamento contratado por motivação econômica foi um fiasco: durou apenas um ano. Separada do marido, a primeira senhora MAO TSE-TUNG morreu em 1910. MAO ingressou no Exército Revolucionário, um grupo de exaltados que se preparava para ir a PEQUIM dar apoio ao líder nacionalista SUN YAT-SEM, autoproclamado presidente da jovem República chinesa, nascida em janeiro de 1912. Antes que o tal exército se pusesse em marcha, porém, SUN e seu rival YUAN SHIKAI fizeram um acordo, e MAO e seu grupo revolucionário optaram pela desmobilização. Em 1917, aos 24 anos, publicou um trabalho de mais fôlego, o ENSAIO SOBRE A EDUCAÇAO FÍSICA, na revista NOVA JUVENTUDE, em que revelou desprezo pela educação. A conjuntura de então era difícil. A Primeira Guerra Mundial chegava ao fim na EUROPA, e a CHINA soçobrava no caos. MAO fez as malas e partiu para PEQUIM, com carta de indicação endereçada a LI DAZHAO, o responsável pela biblioteca da universidade BEIDA. LI era um dos raros marxistas da capital, que agora via em MOSCOU a nascente de um caudaloso rio revolucionário que tudo arrastava consigo ao passar.
Consta que o MAO bibliotecário estava desconfortável na função burocrática e subalterna. Retornou a HUNAN quando sua mãe morreu, em 1919. Seu pai morreria no ano seguinte, vítima da febre tifóide. De volta a CHANGSHA, tornou-se professor de história em meio período, mas o que queria mesmo era ingressar na atividade revolucionária.
Em junho de 1920, ele conheceu CHEN DUXIU e concluiu sua conversão política. Diferentemente do comunismo utópico do professor CHEN, no entanto, o comunismo que encantou MAO estava muito próximo do de LÊNIN – e incluía o elemento destruidor de tudo o que parecesse não revolucionário. Revolucionário profissional, subvencionado pela União Soviética, fez em sua casa uma sede informal do Partido Comunista Chinês. Mas a nova linha do PCC, imposta por MOSCOU, determinou que ele se integrasse às fileiras do partido nacionalista do líder político SUN YAT-SEM, o KUOMITANG, aliado dos soviéticos. MAO aceitou e militou em XANGAI, depois em CANTÃO e foi, assim, fazendo carreira no partido.
O influente SUN YAT-SEM morreu em março de 1925, e a luta pela sucessão chegou ao auge. CHIANG KAI-CHEK (1887-1975) levou a melhor e passou a ter o domínio do partido e a colecionar vitórias. Para surpresa geral, o novo líder voltou-se repentinamente contra os comunistas e os massacrou em XANGAI. MAO escapou de ser preso e retornou para a província de HUNAN, para se refugiar nas montanhas de JINGGANG, depois de tentativas fracassadas de resistência. A ofensiva de CHIANG KAI-CHEK precipitou a Primeira Guerra Civil da CHINA, entre 1927 e 1937.
Nos anos seguintes, MAO consolidou seu poder paralelo. Era um gênio da recuperação política e um mestre do terror. No fim de 1930, lançou uma vasta campanha política que incluiu torturas, execuções sumárias e carnificina contra os inimigos. Justificava sua conduta assim: “A revolução não é um banquete nem uma obra literária”.
Em 7 de novembro de 1931, foi proclamado o Estado comunista chinês na província de JIANGXI, sendo RUIJIN a capital. MAO TSE-TUNG se tornou o presidente do território e foi reconhecido por MOSCOU. Cercados pelas forças de CHIANG KAI-CHEK, os comunistas decidiram romper o isolamento e partir para o norte em outubro de 1934, dando início à chamada LONGA MARCHA, uma epopéia de mais de 10 mil quilômetros pela CHINA que durou até 1935, sempre sob as instruções de MOSCOU.
Já reconhecido como vencedor da guerra civil no país, proclamou a REPÚBLICA POPULAR DA CHINA na praça da PAZ CELESTIAL em 1949 e implantou um Estado autoritário, baseado no terror, na tentativa de lavagem cerebral e na adoção de penas capitais aos resistentes. Não demorou a investir no culto à personalidade. Em maio de 1958, quando MAO já havia se voltado contra dezenas de milhares de intelectuais que desejavam a distensão do regime, anunciou o chamado GRANDE SALTO ADIANTE. O mecanismo da propaganda foi infernal. Anunciava-se uma produção agrícola astronômica, coisa que possibilitava ao Estado chinês tirar dos camponeses ao “excedentes” que, na verdade, eram recursos vitais. Foram três anos de forte impacto social: entre 1959 e 1961, a fome aumentou de tal forma que se calcula entre 30 milhões e 40 milhões de mortes decorrentes da miséria do povo e da repressão.
Dessa vez a coisa tinha ido longe demais. Liderados por LIU CHAO-CHI, os dirigentes do partido restringiram os poderes de MAO. No dia 27 de abril de 1959, o cúmulo de humilhação: LIU foi designado presidente em seu lugar. Foi para recobrar a alavanca do comando que, em 1965, MAO lançou a Revolução Cultural, que durou de 1966 a 1976. Os intelectuais ocidentais, notadamente os franceses e os italianos, ficaram extasiados. MAO recuperou o prestígio, e LIU foi assassinado na prisão.
A REVOLUÇÃO CULTURAL revelou-se outra catástrofe. MAO não viu, porém, seu poder realmente em xeque. Um problema cardíaco o colocou na cama no dia 2 de setembro de 1976, aos 82 anos. Na noite de 8 de setembro, os membros do birô político desfilaram diante de sua cama. O imperador vermelho morreu nos primeiros minutos do dia 9 de setembro.
Menos de um mês depois, na madrugada de 6 para 7 de outubro, seu sucessor HUA KUOFENG mandou prender os membros da CAMARILHA DOS QUATRO, o grupo de membros do Partido Comunista da CHINA responsáveis pela implementação da Revolução Cultural: a famosa MADAME MAO (JIANG QUING), ZHANG CHUNQIAO, WANG HONGWEN e YAO WENYUAN. Um ano depois, DEN XIAO-PING tomou o poder. A CHINA tinha um novo homem forte.
105 a. pugilista JACK JOHNSON vence o canadense TOMMY BURNS e se torna o primeiro pugilista negro a conquistar o título mundial, em 26 de dezembro de 1908. O “GIGANTE DE GALVESTON” ficou com o cinturão até 15 de abril de 1915. Exibicionista, gastou seu dinheiro com ternos, carros de luxo e mulheres. Isso enfureceu a racista sociedade americana. O negro, de 1,80 metro (muito alto para a época), forte e narcisista virou o alvo predileto de polêmicas. Em 1910, a KU KLUX KLAN (seita racista) enviou cartas exigindo que JOHNSON perdesse para J.J. JEFFRIES, mas ele venceu por nocaute no 15º round. Em 1913, foi preso por estar ao lado de uma branca. Detalhe: tratava-se de sua esposa. Casou-se três vezes com mulheres brancas. Depois de perder o título para JESS WILLARD, em 1915, em HAVANA, foi morar no MÉXICO. Acabou acusado de “transportar mulheres através da fronteira para fins imorais”. JOHNSON morreu em 1946, aos 68 anos, em um acidente de carro.
   98 a. nasce YONE QUARTIM, em CASTRO, PARANÁ, no dia 26 de dezembro de 1916. Sempre morou em SÃO PAULO. Seu primeiro trabalho foi publicado aos 15 anos, uma história para as crianças da Escola Americana. Tem trabalhos publicados em jornais, revistas e órgãos estudantis. Traduziu mais de cem livros infantis e juvenis para a SUSAETA EDICIONES, ESPANHA Y HISPAMERICA, da ARGENTINA. Seus livros são de leitura fácil, agradável, jovial e até divertida, embora suas histórias contenham sempre uma poderosa mensagem construtiva para seu leitores. Versátil, escreve poesia e prosa em todas as modalidades literárias. Tem sido constantemente convidada para palestras a estudantes de todos os graus, com grande sucesso. Participou de várias coletâneas de contos organizadas por TORRIERI GUIMARÃES, CLÁUDIO DE CÁPUA, VERA SIQUEIRA, MARIZA STRANG DA ROCHA DIRCE e MARIAZINHA CONGÍLIO. Seu livro “O MENINO E O CIGARRO” foi traduzido para o japonês pela Acadêmica MITSUKO KAWAI e publicado no jornal da colônia japonesa. Entre as várias Academias de Letras e entidades culturais a que pertence, destaca-se a Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. É de sua autoria “O MACKENZIE NA REVOLUÇÃO DE 32”, publicado em 1995. Disse ela a respeito desse livro: “Acredito que cada um de nós traz, dentro de si, momentos maravilhosos, que sentimos não terem nossos filhos vivido conosco. A frustração desse impossível só pode ser derrotada se, de alguma maneira conseguirmos trazer esses momentos a eles, desfilando-os à sua frente, fiel ao cenário, aos fatos, aos personagens. Foi o que tentei  fazer com “O MACKENZIE NA REVOLUÇÃO DE 32”. Momento de amor, de emoção, de glória, de orgulho, 32 deve ser lembrada com o maior número de detalhes que faça as novas gerações vibrarem também. Como num mostruário variado, procurei reunir alguns, pelo menos, dos inúmeros pontos de vista que rompessem a barreira do tempo e mostrassem em alguns detalhes o que foi a epopéia de 32 e que, ao terminar a leitura, cada um sinta e exclame comigo: VALEU 32!!!”  
  81 a. nasce o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES em 26 de dezembro de 1933. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1951. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1956. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1958; 1º Tenente – 24 de maio de 1963; Capitão – 15 de dezembro de 1966; Major – 15 de dezembro de 1975. Não tenho as datas de suas outras promoções. ROCHA MARQUES foi conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, aonde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente. Houve sérios atritos dele com o presidente GERALDO FARIA MARCONDES, ocasionando o pedido de demissão do cargo e, logo mais, o seu definitivo desligamento do MMDC. O CORONEL ROCHA MARQUES pertenceu também, durante muitos anos ao Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial.
  76 a. declaração do PERU contra toda a intervenção estrangeira é aprovada pela Conferência Pan-Americana, em 26 de dezembro de 1938.
  75 a. CARMEN MIRANDA começa as gravações musicais nos ESTADOS UNIDOS, em 26 de dezembro de 1939. A famosa marchinha MAMÃE EU QUERO é a primeira música gravada. Uns afirmam que ela viajou para criar uma imagem positiva do BRASIL no exterior, com patrocínio de GETÚLIO VARGAS. Outros já afirmavam que a única razão de ter sido escolhida provinha de seu talento.
  73 a. do discurso de WINSTON CHURCHILL no Congresso norte-americano. Foi o primeiro governante britânico a discursar na “SESSÃO CONJUNTA”, realizada em WASHINGTON logo após o ataque japonês a PEARL HARBOR e marcou o início da ofensiva aliada que derrotaria os nazistas. Essa SESSÃO CONJUNTA foi realizada em 26 de dezembro de 1941. WINSTON CHURCHILL era nomeado primeiro ministro britânico.
  73 a. ESTADOS UNIDOS declaram MANILA, capital das FILIPINAS, como cidade aberta durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 26 de dezembro de 1941.
  67 a. nasce o cardiologista e pesquisador FERNANDO ANTÔNIO LUCHESE, em 26 de dezembro de 1947.
  56 a. falece tio CARLOS HENRIQUES SECCO, em 26 de dezembro de 1958. Pai da NAIR e do ROBERTO, também falecidos. Era casado com tia MANOELA.
  51 a. das anotações feitas em 26 de dezembro de 1963 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 170º - 5 anos e 204 dias na FORÇA PÚBLICA – 111º dia como ASPIRANTE – 98º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Por ter deitado tarde, perdi o horário nessa manhã. Assim é que embarco na VILA AURORA no instante em que deveria estar chegando no BATALHÃO DE GUARDAS.
Cheguei no quartel um tanto espantado. Acontece que logo me apresento ao MAJOR ALOÍSIO BORGES e ao CAPITÃO HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, comandante e sub-comandante interinos. Ninguém me falou nada sobre o atraso. Faço o expediente sem novidades. O ASPIRANTE MENDES logo me veio com o Conselho de Disciplina do CABO CASTORINO. Praticamente o terminamos hoje. Jogo basquete com o MENDES, BORINI SOARES e DOUTOR SÉRGIO THEN DE BARROS. Depois de datas tão importantes que já se passaram e de outras que estão por vir, eis aí um dia normal nas atividades do BG.
Na reunião de oficiais, às 13 horas, o CAPITÃO HÉLIO mostra o serviço que iremos desenvolver na SÃO SILVESTRE, na passagem do ano velho para o ano novo. Entre os oficiais escalados para o serviço estou eu.
Com os ASPIRANTES GIRALDI e MENDES deixo o BATALHÃO DE GUARDAS. O quartel, a partir de amanhã, terá o início de seu expediente mudado para o horário das 7 horas. Com isso ganhamos meia hora de sono e com o ASPIRANTE GIRALDI já estudo o horário das 6:14 horas para embarcarmos no trem da CANTAREIRA.
Ao chegar em casa encontro somente as crianças. Minha mulher, conforme combinamos ontem, tinha ido a POÁ. Almoço e descanso durante parte da tarde. À noite, assisto programas de televisão: REPÓRTER ESSO (canal 4) – ENCONTRO COM LUÍS VIEIRA (canal 9) – MOACIR FRANCO SHOW (canal 9) – NÚMEROS MILIONÁRIOS AMARAL no canal 4 – CARNAVAL ORNIEX – 1964, no canal 7, apresentando os últimos sucessos para o tríduo de Momo em inicío de fevereiro de 1964.
MARIA retorna de POÁ contando uma porção de novidades. Sua mãe está em casa de dona AMÉLIA, passando as festas de NATAL e FIM DE ANO. (dona AMÉLIA é irmã de MARIA). No regresso a SÃO PAULO, MARIA viajou com tia IRENE e soube por intermédio desta que meu irmão CARLOS encontra-se em POÁ. Depois de dezesseis meses em RECIFE – PERNAMBUCO vem ele para POÁ, talvez em gozo de férias. Amanhã, data de meu aniversário, possivelmente vá em POÁ, se tudo der certo no BATALHÃO DE GUARDAS.
  50 a. dos apontamentos realizados em 26 de dezembro de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 170º - 6 anos e 205 dias na FORÇA PÚBLICA - 217 dias como 2º TENENTE - 464 DIAS NO BATALHÃO DE GUARDAS.
É um sábado tranquilo, onde a manhã se caracteriza pelo afastamento das chuvas e um passeio que dou com os meus filhos.
A data toda transcorre simples, onde nada posso apontar a não ser o rotineiro. Há muitas brincadeiras por parte dos filhos. Escrevo e leio e assisto programas de televisão: REPÓRTER ESSO - a novela "O SORRISO DE HELENA" - A MARCA DO ZORRO - ASTROS DO DISCO - BONANZA.
Encontro-me tranquilo. Não tenho nem problemas com o quartel e nem estou dando aulas. Passo dias completamente desprovidos de quaisquer agitações.
Penso em ir a POÁ amanhã, onde meus pais já me esperam para comemorarmos juntos a passagem do meu 28º aniversário.
Durante toda a noite chove fortemente, chegando a entrar água em casa, pois o ralo do quintal não dá vazão ao que caia de água. A madrugada toda é assim e isso faz com que pense inicialmente na frustração da viagem para POÁ, que pretendo fazer logo cedo.      
  45 a. falece NELSON DE MORAES LOPES. Em 26 de dezembro de 1969, data de sua morte, ele era o Presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em seu lugar assumiu o CAPITÃO Ref MOLINARI, da então FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
  43 a. dezesseis veteranos da guerra do VIETNÃ ocupam a estátua da LIBERDADE, em NOVA YORK, para mostrar sua posição pacifista, em 26 de dezembro de 1971.
  42 a. morre HARRY TRUMAN, presidente dos ESTADOS UNIDOS entre 1954 e 1953, em 26 de dezembro de 1972. Inicia a política internacional para conter o comunismo, que deu origem à GUERRA FRIA.
  40 a. lançada a estação espacial soviética SALYUT 4, em 26 de dezembro de 1974.
  39 a. nasce o tenista MARCELO RIOS, em SANTIAGO – CHILE, em 26 de dezembro de 1975.
  39 a. o avião supersônico TUPOLEV-144 é o primeiro do gênero no mundo a ter uma rota regular, em 26 de dezembro de 1975. Levava mensagens de MOSCOU ao CAZAQUISTÃO.
  37 a. LEI DO DIVÓRCIO é sancionada apesar da pressão religiosa, em 26 de dezembro de 1977. Pela regra, é possível extinguir por definitivo um casamento e cada pessoa tem permissão para mais um novo vínculo. Com o passar dos anos, a legislação evolui e o processo de separação se torna mais simples. Em 1988, cai o limite de apenas dois casamentos por pessoa. Em 2010 entra em vigor o divórcio imediato. ARETHUZA A. DA SILVA, juíza de paz assim se pronuncia: “Uma amiga no Senado me ligou na madrugada para que eu acompanhasse a votação. Ouvi voto a voto. No dia 29, quando a lei foi publicada no Diário Oficial, fiz minha petição e me tornei a primeira brasileira divorciada.”
  37 a. presidente ERNESTO GEISEL sanciona, em 26 de dezembro de 1977 a lei do divórcio, que já havia sido aprovada no Congresso.
  35 a. soviéticos invadem o AFEGANISTÃO, em 26 de dezembro de 1979. Outras anotações na data: nesta quarta-feira retorno ao serviço O problema do volks azul que sofreu uma colisão na sexta-feira (dia 21): o PM NEGRETTI já está no CPChq e acompanha o CABO BATISTA à oficina para que seja efetuado o conserto. Passarei a usar o CORCEL do CPChq. Reunião no gabinete do Comandante O CAPITÃO PM GABRIEL não se encontra presente porque entrou em gozo de férias. Recebemos as fichas reservadas de observação dos Aspirantes a Oficial que farão estágio nas organizações do choque. Deixo o CPChq com o TENENTE-CORONEL PM BELICKAS, que está sem motorista e o levo até sua residência. Depois do almoço vamos pagar cinco meses do terreno da Rua QUATRO BARRAS. Visitamos a GISLEIDE. Enquanto LUCINDA conversa com sua nora eu leio “QUO VADIS? – segundo volume” no Museu. Pela televisão vemos a questão do problema do aumento dos vencimentos do funcionalismo. Ele depende da aprovação do aumento da alíquota do ICM pela Assembléia. As pessoas estão deixando de andar de carro. Houve uma queda de 20% na venda do combustível. Aumentaram os passageiros em ônibus. KHOMEINI diz que a crise poderá se transformar em guerra. Continua o drama dos reféns no IRÃ.  
  34 a. das lembranças de 26 de dezembro de 1980 (sexta-feira): “12º dia de férias. Estou lendo LEO VAZ – O BURRICO LÚCIO. O Senador NELSON CARNEIRO é internado no Hospital SÍRIO LIBANÊS, sofrendo de uma crise intestinal. Deverá sofrer uma intervenção cirúrgica. Visitamos a mãe da LUCINDA, senhor ANTÔNIO, DORA, MARCELO e ALEXANDRE. Em casa: JOÃO, GISLEIDE e PAULO CÉSAR. Jogo “roleta” com LUCINDA, JOÃO, GISLEIDE e MARLENE. Assisto as notícias da GLOBO: Na VILA MARIANA, com as últimas chuvas, barracos são soterrados por desabamento de terra, causando 8 mortos, 20 feridos e 50 desabrigados. 335 acidentes nas estradas federais durante os festejos natalinos. O governo pretende aumentar a cota de produção de carros à álcool, de 360 para 440 mil. O GENERAL ERNANI AIROSA, Ministro Interino do Exército, puniu os GENERAIS ANDRADA SERPA (dois dias de detenção) e EULER BENTES (com repreensão, por ser da reserva). Pronunciamentos atentatórios ao Governo. O SENADOR NELSON CARNEIRO foi operado de uma hérnia no Hospital SÍRIO LIBANÊS. Amanhã, embarcará a Seleção Brasileira para o URUGUAI, onde participará do MUNDIALITO. Os EUA responderão ao IRÃ, dentro de três dias, se aceitam pagar o resgate de 24 bilhões de dólares.
  33 a. em que escrevi no meu diário, no dia 26 de dezembro de 1981, sábado, o seguinte: “Levanto muito tarde neste sábado. LUCINDA ainda se preocupa com a casa após a festa de NATAL. Leio o JORNAL DA TARDE: o apelo do PAPA pelos povos oprimidos; a sombria mensagem de NATAL refletia suas preocupações com a questão polonesa. Um novo grupo policial, especializado em seqüestros. JOÃO DO PULO esteve lúcido durante vinte minutos e depois voltou ao estado de coma; os médicos estão otimistas. Termino de ler MOLL FLANDERS, de DANIEL DEFOE. À tarde, com GISLEIDE, vamos visitar o Senhor JOSÉ YAMAMUTI e dona ISABEL na VILA PRUDENTE – Rua CAPITÃO PACHECO CHAVES, 368, 10º andar, apartamentos 1002/1004. Eles estão com a visita do Sr MASSAO e família. O senhor MASSAO é cunhado do senhor JOSÉ. O problema com um neto do senhor YAMAMUTI, internado há dias por causa de uma doença no ouvido (ele tem sete meses de vida). Aparece na casa do senhor YAMAMUTI o Soldado reformado MENESES, meu antigo ordenança. Também foi ordenança do comandante do Policiamento da Capital, levado por mim. O MENESES relembra muitos fatos passados em sua longa carreira de PM. Jantamos ali e, por volta das 22 horas, levamos o MENESES até sua residência no JARDIM DA GLÓRIA, Rua PEREIRA CALDAS, 208, apartamento 2. É uma travessa da CORONEL DIOGO. O MENESES e dona TEREZINHA estão sofrendo com a internação de um neto, de 8 anos, atropelado no domingo, dia 20, por um carro. Teve fratura exposta do perôneo. Retornamos tarde a GUARULHOS, vindo pelo IPIRANGA e CENTRO de SÃO PAULO.   
  32 a. das seguintes anotações em 26 de dezembro de 1982, domingo: “SÓCRATES vê comprô contra CASAGRANDE (o jogador tinha sido preso pela ROTA no dia 24 de dezembro de 1982, à noite, por estar com cocaína) – Mais difícil ir ao Exterior (novas restrições ao turismo, poderão ser adotadas nos próximos anos) – AURELIANO CHAVES é operado em BELO HORIZONTE (pequena cirurgia para eliminar um abcesso) – AFEGANISTÃO está ocupado há três anos – As propostas de MÁRIO COVAS para a Prefeitura – Legalidade do PC, tema que divide Igreja – No dia 26 de dezembro de 1982, que caiu num domingo, tivemos uma ocorrência com a ROTA 9195, comandada pelo tenente SALGADO. Marginais atiraram na guarnição. Um deles veio a falecer”. 
  31 a. das anotações de 26 de dezembro de 1983, segunda-feira: “Quando chego no CPChq, fico sabendo que o PM SALATIEL vai se recuperando do infarto sofrido na noite de 23 de dezembro. Reunião com o CORONEL HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER: o emprego de helicóptero na BAIXADA SANTISTA neste último fim de semana. O 1º TENENTE BENEDITO conta como foi o serviço de radiopatrulhamento. Reapresentação do TENENTE ARRUDA, do 3º BPChq, por conclusão do curso de ASSUNTOS CIVIS. Acertos na escala de rádio operadores visto os problemas ocorridos com os PMs GALHARDO (licenciado) e SALATIEL. Às 10 horas, no PRONTO SOCORRO VERGUEIRO. A situação do PM SALATIEL é boa. Deverá obter alta ainda nesta manhã. Almoço com o CORONEL HELTON, CAPITÃO GABRIEL e 1º TENENTE BENEDITO. Às 14:30 horas, apresenta-se no CPChq o MAJOR TADASHI KOMATA, recentemente transferido do CSM/MB para o 1º BPChq. Recebi o número 66 das OBRAS PRIMAS – CASA DE BONECAS – de HENRIK IBSEN. Jogamos volibol no final do expediente. Chove muito. O CAPITÃO SALATIEL reinicia no CPChq um serviço que foi extinto em 1979  após ser declarado inútil naquela época: Supervisor à Área de CHOQUE. O Secretariado do Prefeito MÁRIO COVAS pediu demissão. Crise no BICAMPEÃO: LEÃO e BIRO-BIRO querem deixar o CORINTHIANS. Tragédia de NATAL no RIO: Numa favela de COPACABANA – MORRO DO PAVÃOZINHO – durante as chuvas, uma caixa d´água desaba em cima de barracos. Já foram encontrados doze corpos. 59 a. SÃO SILVESTRE: mais de dez mil participantes. JOSÉ JOÃO DA SILVA quebrou o braço e não participará. YASSER ARAFAT chegou hoje ao IÊMEN DO NORTE. YURI ANDROPOV não participa da reunião do PARTIDO COMUNISTA. O PAPA JOÃO PAULO II vai à prisão de ROMA. Visitará ALI AGCA e o perdoará por ter tentado matá-lo no célebre atentado da PRAÇA SÃO PEDRO (13 de maio de 1981). O corpo do pintor JOAN MIRÓ foi embalsamado e será enterrado em BARCELONA. Em GUARULHOS, um NATAL violento: dois marginais não identificados foram mortos pela polícia quando tentavam assaltar uma casa na rua SÃO DOMINGOS, no centro da cidade. Três pessoas morreram e uma ficou ferida num tiroteio envolvendo o SARGENTO PM MANOEL CARLOS MENEZES, DANIEL SEBASTIÃO DA SILVA e um desconhecido (VICENTE PASSOS DA SILVA) ficou ferido: VIRGÍNIA DE FÁTIMA, 18 anos, morreu com um tiro desfechado à queima-roupa pelo SOLDADO PM CARLOS AUGUSTO, o “CACÁ”].  
  27 a. implosão do EDIFÍCIO GRIMALDI, na Rua da ASSEMBLÉIA, em 26 de dezembro de 1987. Neste sábado ainda temos as seguintes anotações: relembro 1986 quando a situação era bem diferente da que me encontro neste ano: preparava-me para os vestibulares do Curso Superior de Polícia. Às 6 horas é implodido o EDIFÍCIO GRIMALDI, com 20 quilos de dinamite. A implosão, supervisionada pelo engenheiro HUGO TAKAHASHI, dura apenas três segundos e meio. Desde o dia 3 de maio, quando começaram as obras da Prefeitura, foram demolidos 268 barracos da Rua da Assembléia. A televisão mostra, exaustivamente, essa implosão.
Continuo lendo “O LIS E O LEÃO”: a FRANÇA e a INGLATERRA do século XIV, durante os reinados de FELIPE VI e EDUARDO III.
O CABO BRUNO foge do Presídio Militar ROMÃO GOMES. Ele está condenado a 84 anos de prisão. A televisão não transmite detalhes dessa fuga.
LYNETTE FROMME, seguidora de CHARLES MANSON, que em 1975 tentou matar o então presidente GERALD FORD, foi recapturada ontem num bosque próximo à prisão feminina de ALDERSON, na VIRGÍNIA, de onde havia fugido no dia 23 deste mês.
O deputado ULYSSES GUIMARÃES afirmou ontem, em NOVA YORK, que pretende se reunir com o maior número possível de governadores, entre os dias 5 e 20 de janeiro de 1988, com o objetivo de levá-los a interceder junto aos deputados federais e senadores, a fim de acelerar os trabalhos constituintes.
ROSA MOTA, a atleta portuguesa que ganhou seis vezes a Corrida Internacional de SÃO SILVESTRE, não participará da 63ª Prova.
Hoje está completando o 29º aniversário da morte de meu tio CARLOS HENRIQUES SECCO.   
  26 a. falece PAI JAÚ, em 26 de dezembro de 1988.
  26 a. presidente da Organização para a Livre PALESTINA, a OLP, YASSER ARAFAT, conclui três dias de reuniões com altos funcionários em BAGDÁ, que se concentraram no processo de paz para o ORIENTE MÉDIO. Em 26 de dezembro de 1988.
  25 a. do assassinato de CIRLENE ALVES DE OLIVEIRA SOUZA, de  22 anos, cometido em 26 de dezembro de 1989 pelo CAPITÃO PM BENEDICTO DE OLIVEIRA. BENEDITO foi condenado pela morte de CIRLENE a 31 anos e 8 meses pelo Tribunal de Justiça Militar. Fugiu pela porta da frente do presídio ROMÃO GOMES, pouco dias após o julgamento. 
  20 a. soldados do HAITI tentam invadir o quartel-general do Exército para exigir o pagamento de salários atrasados, em 26 de dezembro de 1994. Militares americanos cercam o local e prendem o grupo.
  20 a. polícia antiterrorista francesa invade um avião em MARSELHA e mata os quatro seqüestradores que pertenciam ao Grupo Islâmico Armado, em 26 de dezembro de 1994.
  20 a. falece a atriz iugoslava SYLVA KOSCINA, em 26 de dezembro de 1994.
  17 a. das seguintes anotações em 26 de dezembro de 1997: “Um calor insuportável faz com que os últimos dias de 1997 sejam de sofrimento. Em GUARULHOS, às 10 horas, a temperatura é de 35 graus. Como já marcara antecipadamente uma reunião com todos os oficiais que irão trabalhar na mega–operação “NACIONAL”, não posso deixar de comparecer nessa avaliação do PLANO que já conheço de outros anos. A finalidade é de preservar transportes de cargas e envolvem três Estados: SÃO PAULO, MINAS e BAHIA. GESOFATO entra em contato conosco. Ele é da BAHIA. NILDO e BERNARDI apresentam dificuldades de assimilação das lições. Poderão complicar o bom andamento da missão. Almoçamos no MMDS e até às 15 horas desfazemos as últimas dúvidas. O MMDC está fechado. Somente funcionará a Sociedade em 5 de janeiro de 1998. Retorno cedo para GUARULHOS. Viajo sofrivelmente, com muito calor, no ônibus COCAIA. Venho lendo CAMILLE FLAMARION – O FIM DO MUNDO – um romance escrito em 1893. Em casa, LUCINDA conta que levou sua mãe ao médico e ficou constatado que ela está com uma pneumonia. Relembramos os primeiros dias de janeiro de 1996, quando dona ESMERALDA chegou a ficar na UTI do Hospital BOM CLIMA, com edema pulmonar. Em dezembro de 1972 ela permaneceu o mês inteiro no Hospital CARLOS CHAGAS, também com pneumonia. LUCINDA preocupa-se com o estado de saúde de sua mãe e a deixa em casa, para ser tratada. Chove no início da noite, refrescando bem a temperatura. Na biblioteca, quero relembrar meus antigos aniversários e fins de ano. Passo um bom tempo da noite ocupado com os meus papéis. Dona ESMERALDA está ‘hospedada’ no nosso quarto. Em conseqüência, sou deslocado para a cama do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Este, dormirá na cama do seu filho, PAULO CÉSAR e o PAULO CÉSAR vai parar na sala. Essa situação perdurará durante os dias que dona ESMERALDA permanecer em casa, curtindo a sua quarta pneumonia. Além das citadas acima, há uma outra acontecida nos anos 1980. Terminado o NATAL, surge agora da data dos meus 61 anos de idade. Com isso, os últimos dias de 1997 vão transcorrendo céleres. Logo iremos nos despedir de mais um ano.
  16 das anotações realizadas no dia 26 de dezembro de 1998: 1998 vai caminhando para o seu final. O NATAL já foi. Amanhã será meu aniversário e assim os dias vão se escoando. Parece incrível que chegarei amanhã aos 62 anos de idade. Nesta manhã de sábado, em minha biblioteca, lendo páginas de minhas memórias, percebo que o tempo é cruel às vezes. Levou-me embora meu pai, dois filhos, vários tios e primos, sem contar os avós. Perdi também um sem número de companheiros da Polícia Militar e vivi na Corporação 33 anos e meio. Já estou na reserva há sete anos. A velhice é algo terrível e devo enfrentá-la daqui por diante de uma forma resignada. Releio os dias 22 a 31 de dezembro de 1974, 1990/91/92 e também 83/84 e 85. São épocas diversas de um passado que se mistura às vezes nas recordações, principalmente nos natais, meus aniversários e fins de ano. Em casa, JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalha o dia todo na colocação do piso do corredor que liga a sala à cozinha. LUCINDA vê realizar a reforma que ela idealizou há meses. PAULO CESAR acha-se numa casa de praia de um colega seu, há dias.
A violência é marcante neste ano. Hoje acontece a 87ª chacina de 1998, na região metropolitana. No CAMPO LIMPO, em um bar do JARDIM ROSANA, bandidos invadiram o local e mataram a tiros o dono, uma balconista e dois fregueses. Outras duas pessoas foram baleadas e estão internadas.
A saúde dos seqüestradores de ABÍLIO DINIZ está deixando em pânico os médicos do Hospital das Clínicas. Eles estão, há dias em greve de fome e querem ser expulsos do país. Apresentam diarréia incontrolável.
No décimo dia do cativeiro de WELLINGTON CAMARGO, irmão da dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO, o governador eleito de GOIÁS, MARCONI PERILLO, vai levar seu apoio aos familiares dos cantores. Os seqüestradores estão em silêncio. Há dias que não se comunicam com os parentes de WELLINGTON.
Na tarde deste sábado, assisto PALMEIRAS 3 x CRUZEIRO 1. Se o time mineiro tivesse empatado, ficaria com o título da COPA MERCOSUL. Como o alvi-verde venceu, a decisão será na terça-feira, dia 29.
Completando o transcorrer desta data sossegada, jogo xadrez no computador e acumulo mais algumas derrotas. 
  15 a. da rebelião de CEM PRESOS no CADEIÃO do 41o. Distrito Policial na VILA RICA, em 26 de dezembro de 1999. A fuga foi frustrada pela PM.
  15 a. GUATEMALA elege o primeiro presidente do pós-guerra, em 26 de dezembro de 1999. Outras notícias deste domingo: o último NATAL do século XX já aconteceu. Os dias finais do milênio vão se sucedendo de uma maneira muito rápida. Com isso, o Século XXI está às portas. Na biblioteca, aos poucos, vou me despedindo de 1999. Os meus arquivos desse ano são numerosos. Os assuntos diversificam-se. Entre eles: POLITICA – ESPORTES – VIOLÊNCIA – PARTE INTERNACIONAL e outros.
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA conseguiu transformar o meu quarto. Hoje está empenhado no reajunte das lajotas. Também começou a pintar o quarto. LUCINDA acha que ali será a última parte da casa que irei ocupar para colocar papéis. Realmente isso deverá acontecer.
O domingo é diferente. Não irei em POÁ, como faço costumeiramente, já que ontem visitei minha mãe. Procuro reler minhas memórias. Faço isso numa época em estava firme no profissionalismo: dias 22 a 31 de dezembro de 1984 a 1989.
LUCINDA mantém contato telefônico com TIA COTA. Aos 93 anos, sente-se mais do que nunca impossibilitada de sair de casa. Depois que vendi o CARRO SANTANA, em agosto de 1998, TIA COTA não retornou a POÁ. Parece que ela está bem. Quer que compareçamos em sua casa. LUCINDA promete que irá pedir ao PM JOÃO GOMES para nos levar até lá em seu carro.
Na Igreja de SÃO JOSÉ, JARDIM EUROPA – zona sul, é realizada com muita emoção a missa de sétimo dia por intenção da alma de MARIA RITA. O “rei” ROBERTO CARLOS, conformado, compareceu.
O seqüestro do avião da INDIAN AIRLINES não evolui nas negociações. 160 passageiros estão como reféns.
As tropa russas entram em GORZNY. Os rebeldes chechenos resistem.
Estou lendo QUANDO CHEGA A HORA, de ZÍBIA GASPARETTO. O antigo casarão, onde o espírito do CORONEL FIRMINO assombrava, há muito que estava fechado, guardando os segredos do passado. A doença de EURICO, filho de herdeiros do casarão, fez com que eles se mudassem para lá, e então o passado voltou com toda a força, colocando frente à frente todos os envolvidos de outros tempos. NICO, filho de uma lavadeira, encontra EURICO e sua irmã AMELINHA em estranha união. Pare que a vida os juntou para um dramático confronto. As brincadeiras das crianças põem em risco os segredos cautelosamente escondidos daquela família. É a força do destino que ninguém consegue deter, quando chega a hora.     

ACONTECEU EM 26 DEZEMBRO DE 2000  :  -     SEGUNDA-FEIRA
AS MARCAS PETROBRÁS e BR mudam para PETROBRAX. O objetivo, de acordo com o presidente da empresa, HENRI PHILIPPE REISCHSTUL, é facilitar a aceitação da marca no mercado internacional.

MORRERAM 309 PESSOAS NO INCÊNDIO DE UMA DISCOTECA NA CHINA:- aconteceu a tragédia em LUOYANG, província de HENAN, na CHINA. Cerca de 60 pessoas escaparam e 7 foram internadas.

O CONTROLE ESPACIAL DA RÚSSIA restabeleceu, após 20 horas sem contato, a comunicação com a estação ESPACIAL MIR. Um dos temores era que a estação, com 130 toneladas, retornasse sem controle a TERRA, com conseqüências catastróficas, se pedaços caíssem sobre áreas povoadas.

O SISTEMA PENITENCIÁRIO em SÃO PAULO entrou em colapso. Em todas as unidades prisionais a situação já atingiu níveis de autêntica guerra com grupos criminosos assumindo o controle das cadeias e promovendo rebeliões. Hoje, foi a vez de as mulheres da PENITENCIÁRIA DO TATUAPÉ, na Zona Leste, se rebelarem, fazendo reféns e provocando o acionamento da Tropa de Choque. Na  DETENÇÃO, presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) expulsaram 20 inimigos do PAVILHÃO 9.
Em HORTOLANDIA, Interior de São Paulo, 22 presos foram resgatados da Penitenciária.

A estudante KAREN CRISTINA RAMOS DA SILVA, de 13 anos, foi encontrada morta no quintal da casa do vizinho, na Rua CAPINHAROS, 140, JARDIM ROMANO, Zona Leste. Ela estava desaparecida desde a véspera do NATAL e seu corpo tinha sinais de violência sexual.

O arquiteto MÁRIO MOCHIZUKI, de 52 anos, foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, na estrada do CURUCUTU, em PARELHEIROS, zona sul. Ele estava desaparecido desde o final da tarde do dia 25 de dezembro (NATAL), quando bandidos invadiram e reviraram seu ateliê de cerâmica, região do CAPÃO REDONDO.

Um homem fortemente armado abriu fogo na sede da empresa em que trabalhava, matando sete pessoas. Depois de passar atirando pelos escritórios, MICHAEL McDERMOTT, 42  anos, sentou-se na entrada do edifício e esperou a chegada da polícia. A tragédia aconteceu na empresa de consultoria em Internet, EDGEWATER TECHNOLOGY, num conjunto comercial na cidade de WAKEFIELD, a menos de 30 minutos de BOSTON, no Estado de MASSACHUSETTS.

FALECEU O ATOR JASON ROBARDS, de 78 anos, ganhador de dois OSCAR por "TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE" e "JÚLIA". Sua despedida das telas foi em "MAGNÓLIA", como o pai de TOM CRUISE. JASON tinha câncer. Outros filmes em que participou: ERA UMA VEZ NO OESTE, CRIMES HEDIONDOS DA RUA MORGUE, O MENINO E SEU CACHORRO, CABO BLANCO, OS MISTÉRIOS DA LAGUNA, PREÇO DA PAIXÃO, JORNADA NOITE ADENTRO.

PIONEIRO na fotografia publicitária no BRASIL, FALECEU o cearense CHICO ALBUQUERQUE, aos 83 anos, vítima de infarto. Algumas horas antes de morrer, teve tempo de ver o primeiro exemplar da segunda edição do seu livro MUCURIPE, um de seus ensaios célebres, feito em 1952, com 63 registros em preto-e-branco da praia cearense que dá o nome a obra. Dez anos antes, ALBUQUERQUE fez fotos de cenas do filme inacabado, IT'S ALL TRUE (É TUDO VERDADE), do cineasta ORSON WELLES. Fotografou artistas como CACILDA BECKER, TARCÍSIO MEIRA e REGINA DUARTE (esta, lançada por ele num anúncio da KIBON, quando tinha apenas 13 anos de idade). Fotografou também políticos, como os ex–presidentes da REPÚBLICA, JÂNIO QUADROS e JUSCELINO KUBITSCHEK. 
 
ACONTECEU EM 26 DE DEZEMBRO DE 2001  : -    QUARTA-FEIRA
Esta é uma semana curta. No entanto temos pela frente uma importante reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quando chego na PRAÇA DA SÉ observo que o prédio que está sendo construído na esquina da Rua ONZE DE AGOSTO já está erguido. Ali funcionará uma agência do BANESPA e falta apenas arrumar a parte interna.
Passo pelo BANESPA – posto no CCB. Ali encontro muita gente conhecida.
A reunião das 11 horas no MMDS é bem fraca. Os integrantes da organização cuidam da OPERAÇÃO SÃO GERALDO e não temos um segundo relatório. Apenas conhecemos a intervença do PM na descoberta de um sitio em RIBEIRÃO PIRES. Uma quadrilha envolvida com roubos de carga fazia dessa chácara um posto de comando.
Também na Sociedade Veteranos de 32-MMDC os trabalhos não são difíceis. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES visita-nos. Quase no final do expediente passa pelo MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ. Conversa conosco generalidades. Não toca no seu assunto predileto – o sentimento nativista. Sabe ele que suas idéias nesse ponto não encontram eco na Sociedade.
Não estou bem de saúde. Sinto ainda o efeito de uma gripe que não me deixou.
Em casa, na televisão, assisto as terríveis conseqüências das chuvas, que assolaram o RIO DE JANEIRO. Com 50 mortos, ainda há uma ameaça de chuva de granizo.

Considerado o maior poeta popular do NORDESTE, PATATIVA DO ASSARÉ, de 92 anos, encontra-se internado no município do CRATO, a 542 quilômetros de FORTALEZA, com pneumonia e prostatite (inflamação na próstata). Ele deu entrada no Hospital São Francisco na segunda-feira, dia 24. O quadro é considerado estável e bom para a idade dele. A infecção está sendo debelada com antibiótico. A pneumonia já está sob controle. Mas ainda não há previsão de alta. É a segunda vez, neste ano, que PATATIVA precisou ser hospitalizado com inflamação na próstata. Na primeira vez, passou mais de uma semana internado. Na semana passada, o problema agravou-se. Foi sondado, mas as dores não passaram. Só se levantou para receber um grupo de motoqueiros do CARIRI, que foi lhe render homenagens. Mesmo doente, ele agradeceu a visita recitando alguns versos. Declamou o poema AS PROEZAS DO PADRE NONATO, que conta a aventura de um ex-vigário de QUIXARÁ, município cearense que hoje se chama FARIAS BRITO. O tal padre rodou todas as ruas do CRATO numa motocicleta, sem saber como frear. Só parou quando faltou gasolina.

Mais chuvas e possivelmente de granizo. Essa é a previsão do tempo para o RIO nas próximas 24 horas. O Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO  verificará os estragos causados pelos temporais dos últimos dias. Pelo menos 50 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil.

ÍNDIA e PAQUISTÃO colocaram seus mísseis em estado de alerta numa posição clara de ataque, mas também intensificaram esforços em âmbito diplomático para evitar uma guerra. As fronteiras estavam relativamente calmas depois de terem sido abaladas na terça-feira, dia 25, por trocas de granadas lançadas em morteiros. O governo indiano acusa o PAQUISTÃO de dar apoio logístico aos separatistas da CAXEMIRA indiana e exige o desmantelamento integral da “rede terrorista”. O PAQUISTÃO quer provas para agir.

NIGEL HAWTHORNE MORRE DO CORAÇÃO AOS 72 ANOS:- Foi indicado para o OSCAR por “AS LOUCURAS DO REI GEORGE” e fez “O CADETE WINSLOW”. Ele foi um dos mais populares astros da TV inglesa. Faleceu em sua casa, em HERTSFORDSHIRE, no norte de LONDRES, vítima de um ataque cardíaco. Em 1999, foi o REI LEAR na montagem da ROYAL SHAKESPEARE COMPANY.

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL concedeu HABEAS CORPUS à cantora GLÓRIA TREVI, de 31 anos, que estava presa na Penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA, à espera de extradição para o MÉXICO. Grávida de oito meses, ela foi transferida para um hospital público, onde dará a luz. Ficará sob observação policial. GLÓRIA é acusada de rapto de menores no México.

O presidente da ARGENTINA, ADOLFO RODRIGUEZ SAA, garantiu que restituirá o desconto de 13% sobre salários do funcionalismo e aposentados. O governo anunciou o fim do feriado bancário para 2 de janeiro e disse que a população poderá sacar depósitos, desde que em “argentinos”.

Durante o feriado de NATAL, 61 pessoas morreram e outras 866 ficaram feridas em 1437 acidentes registrados nas estradas estaduais e federais que cruzam SÃO PAULO. NO NATAL de 2000 foram 69 mortos em acidentes nessas rodovias.

2 002  :  -     QUINTA-FEIRA
Interessante é notar o ar de ressaca, desânimo, tristeza mesmo, que há nos semblantes das pessoas que se acham transitando pelas ruas nesta data pós festejos natalinos. Vou tentar recompor o estado de ânimo dos oficiais que hoje comparecem no MMDS. Apenas se fala de festas de NATAL. ANT comemorou com muita festa o nascimento de uma filha no dia 22 de dezembro. A família esteve reunida em torno do bebê. Começam agora os planos para o derradeiro dia do ano, ou seja a passagem de 31 de dezembro para primeiro de janeiro.  Convidam-me para vários acontecimentos, mas tenho compromissos com a família, como sempre, não ficando bem passar em festas alheias o último dia de 2002. Já a Sociedade Veteranos de 32-MMDC continua fechada. Somente teremos expediente no MMDC em 30 de dezembro.

A polícia não tem mais dúvidas: o comerciante NELSON MIYAZAKI matou a mulher e os dois filhos e se suicidou. A família foi encontrada degolada, sábado de manhã (dia 21), na casa de campo, em um condomínio de classe média da cidade de ITATIBA, no Interior. Hoje, o delegado PAULO TUCCI, da DIG de JUNDIAÍ, que está conduzindo as investigações, ouviu vizinhos do condomínio e funcionários da empresa de MIYAZAKI, que trabalhava no ramo de marcenaria. Segundo essas testemunhas, o filho mais velho do casal, ÂNDERSON, de 14 anos, chegou a gritar por socorro antes de morrer degolado e receber facadas na barriga e porretada na cabeça. Os gritos do menino teriam sido ouvidos trinta minutos após a família ter chegado ao sítio para passar o NATAL, às 14:30 horas do dia 21.

Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas na queda de um avião C-95 BANDEIRANTE, da FAB, por volta das 11:20 horas, a dois quilômetros do Aeroporto Internacional AFONSO PENA, em SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (Região Metropolitana de CURITIBA). A aeronave partiu do CAMPO DE MARTE, em SÃO PAULO, com destino a FLORIANÓPOLIS (SC), com nove militares e sete parentes a bordo, incluindo duas crianças de 8 e 9 anos. No meio do trajeto, o piloto, capitão GLÁUCIO OTAVIANO GUERRA, teria decidido fazer o pouso no AFONSO PENA, depois de ter percebido uma pane em um dos motores. Uma das hipóteses é a de que o outro motor também tenha falhado e daí a tentativa de fazer um pouso forçado. O terreno era bastante irregular e o avião bateu com o “bico” no chão, o que separou a cabine do restante do aparelho. A parte dianteira ficou totalmente destruída. Morreram: CLÁUDIA STANGANELLY, 28 anos, o 1º Tenente–aviador TONI GONZAGA DE BRITO, 30 anos, e uma mulher não identificada.

O governador de São Paulo, GERALDO ALCKMIN, anunciou, no início da tarde, mais cinco nomes que irão compor seu secretariado a partir de janeiro. A novidade foi EDUARDO GUARDIA para a Secretaria da FAZENDA. Foram mantidos: ALEXANDRE MORAES, na JUSTIÇA, JUVENTUDE E CIDADANIA; JOSÉ GOLDEMBERG para o MEIO AMBIENTE; CORONEL ROBERTO ALLEGRETTI na CASA MILITAR e JURANDIR FERNANDES para os TRANSPORTES METROPOLITANOS. Esse foi o terceiro anúncio oficial realizado pelo governador. Já foram definidos 12 dos 21 secretários. Outros nomes deverão ser anunciados amanhã.

Nova suspeita no caso da modelo mineira: promotor tenta localizar despachante  com quem CRISTIANA FERREIRA, morta em 2000, teria montado esquema de desvio de dinheiro público. E o deputado WALFRIDO MARES GUIA, apontado como um dos políticos envolvidos com a moça, promete se apresentar voluntariamente para depor sobre o caso.

O auxiliar de cobrança CLEIDSON MOURA DE ALMEIDA aproveitou as festas de NATAL para fazer uma visita à mãe, no PARQUE ELISA MARIA, na zona norte. Na verdade, a visita era apenas um pretexto do rapaz para se aproximar do padrasto PLÍNIO BISPO DOS SANTOS FILHO, com quem ele não se dava. ALMEIDA foi armado e, logo que chegou à casa da mãe, começou a atirar. O padrasto foi atingido por dois tiros e TÂNIA APARECIDA DE MOURA, a mãe, foi baleada no abdômen. ALMEIDA foi preso e a polícia acredita que o motivo do crime tenha sido ciúme.

ELEITO PERSONALIDADE MUNDIAL DO ANO DE 2002 o presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, de 57 anos. O título foi conferido pelo jornal espanhol EL MUNDO, que destacou LULA como um histórico defensor dos desfavorecidos. Em MADRI.

ELENIZE MUCA MATUTE, foragida da Justiça brasileira, foi presa hoje na zona rural da cidade de LETÍCIA (COLÔMBIA). MATUTE era um dos elos entre o traficante FERNANDINHO BEIRA–MAR, e a guerrilha das FARC. Presa por autoridades colombianas foi entregue a agentes da Polícia Federal de TABATINGA (AM). MATUTE havia fugido em novembro de uma prisão no BRASIL, perto da fronteira com a COLÔMBIA, onde cumpria pena por tráfico de drogas.

O americano ANDREW JACKSON WHITAKER JR., de 55 anos, provavelmente passará a acreditar em PAPAI NOEL depois deste NATAL. Ele acertou sozinho os seis números do POWERBALL, superloteria que corre 23 territórios dos EUA. O prêmio estava acumulado havia 16 semanas e foi calculado em trezentos e quinze milhões de dólares (cerca de um bilhão e 210 milhões de reais) – o maior já pago a um bilhete de loteria.

MORREU, prematuramente, AOS 50 ANOS, o fotógrafo de moda norte–americano HERB RITTS, de pneumonia. O californiano RITTS fotografou para VANITY FAIR, VOGUE, ROLLING STONE e outras revistas, além de ser autor de diversos livros nos quais, invariavelmente, fez a elegia do corpo exuberante, perfeito, como PICTURES (1989), MEN/WOMEN (1989), DUO (1991), NOTORIUS e AFRICA (1994). Também ficou conhecido por seus trabalhos para capas de discos, anúncios, vídeo–clipes – filmou para CHRIS ISAAK e JANET JACKSON – e comerciais. Teve, entre seus clientes, marcas como DONNA KARAN, CALVIN KLEIN, GAP e GIORGIO ARMANI.   

O veterano músico de blues LEVESTER “BIG LUCKY” CARTER, morreu aos 82 anos, de causa desconhecida. Ele era conhecido como guitarrista, cantor e compositor e celebrado como uma das maiores figuras do blues americano.

A atriz SUSAN FLEMING MARX, que ficou conhecida na década de 30 quando contracenou com JOHN WAYNE e W.C. FIELDS e depois se casou com o comediante HARPO MARX, morreu aos 93 anos em decorrência de um ataque cardíaco. Recentemente, SUSAN era reconhecida por suas atividades políticas em PALM SPRINGS, CALIFÓRNIA. Na juventude, a atriz subiu aos palcos, pela primeira vez, nos anos 20, na BROADWAY. Depois de trabalhar com FLO ZIEGFELD, SUSAN foi chamada para participar de westerns. Na publicidade da comédia MILLION DOLLAR LEGS, em 1932, suas pernas foram asseguradas em um milhão de dólares, como conta sua amiga e atriz GLÓRIA STUART, de TITANIC. 

 2 003   :  -      SEXTA-FEIRA
Após as comemorações natalinas, vamos para uma sexta-feira tranqüila, com pouco movimento nas ruas e muita gente deixando de viajar nos ônibus. Embarco numa van na Avenida Brigadeiro FARIA LIMA e, posso viajar sentado até a ARMÊNIA. Os trens do metrô também correm vazios. Não há expediente em vários lugares. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC abrirá a porta somente no dia 5 de janeiro. Agora os encontros com os amigos são para desejar um feliz ano novo. Isso acontece no MMDS, onde ninguém está disposto a trabalhar. Não há aulas programadas para os dias finais de 2003. Converso com: PASSOS DA SILVA, ELÁDIO, CRISTIANO, RAFAEL e FÁBIO e outros conhecidos que se encontram na instituição. Muitos comentários sobre a data natalina. Ali permaneço até às 15 horas, retornando para GUARULHOS.

TERMINO de ler hoje o terceiro livro de J. K. ROWLING – HARRY POTTER e o PRISIONEIRO DE AZKABAN. HARRY POTTER é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa e, além de tudo, ele é um bruxo. Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de HOGWARTS, a atmosfera é tensa. SIRIUS BLACK, por muitos considerado um servo de LORD VOLDEMORT, esteve preso durante doze longos anos na temível fortaleza de AZKABAN, condenado pela morte de treze pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu- os guardas de AZKABAN o ouviam murmurar enquanto dormia: “Ele está em HOGWARTS...ele está em HOGWARTS”. HARRY POTTER não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado de amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles.  

A Assembléia Legislativa de SÃO PAULO aprovou, em votação simples, o projeto de Lei Complementar 57, que cria a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados, pensionistas e militares da reserva do Estado que ganham acima de R$ 1.200,00. A taxação será de 11% sobre os proventos e deverá ser cobrada somente a partir do benefício de março – por causa do princípio da noventena, qualquer taxa pública só pode ser cobrada 3 meses após sua promulgação. O governador GERALDO ALCKMIN deverá sancionar o projeto antes do fim do ano para garantir a cobrança nesse prazo.  

Um incêndio que durou duas horas destruiu hoje cerca de 50 barracos da Favela VILA FLORA, no bairro de ITAPEGICA, em GUARULHOS. Uma Pfem do 1º Grupamento de Bombeiros ficou ferida e pelo menos 154 pessoas estão sem moradia. Muito nervosa, uma mulher teve de ser levada de ambulância ao Hospital Municipal de Guarulhos. A maioria dos desabrigados foi para casa de parentes e amigos na própria favela. O incêndio começou por volta das 11 horas, causando correria entre os moradores, que tentavam salvar móveis e eletrodomésticos. O vento forte atrapalhou o trabalho dos bombeiros que contaram com a ajuda da comunidade. O tenente MÁRCIO CÉSAR CARNEVALI disse que foram mobilizados 48 bombeiros e 17 carros.

O vendedor autônomo HÉLIO MARCOS DA ROCHA SANTOS, de 35 anos, que esquartejou a mulher, a costureira NILZA MARIA NUNES DE OLIVEIRA, de 38, no prédio de número 1.233 da avenida SÃO JOÃO, se entregou hoje às 21 horas à Polícia Militar de LIMEIRA. Ele matou a mulher no dia 21, domingo, com golpes de grifo no pescoço, depois cortou o corpo dela em pedaços e escondeu tudo numa caixa de isopor na área de serviço do apartamento. HÉLIO ficou na casa com a filha , de 4 anos, até dia 24, quando viajou para LIMEIRA para deixar a menina na casa de parentes, no bairro JARDIM NOVO HORIZONTE.

O menino DAVID CARDOSO SANTOS, de 4 anos, morreu após ter sido atropelado por um MONZA dirigido por um adolescente de 13 anos, acompanhado do pai, na Cidade A. E. CARVALHO, na zona leste, na tarde do dia 24 de dezembro. A criança foi prensada contra uma garagem junto com seu primo ÂNDERSON OLIVEIRA ROCHA, de 11 anos, que ficou ferido. O acidente aconteceu por volta das 15 horas, na avenida CAITITU. O adolescente estava ao volante do MONZA acompanhado de seu pai, o costureiro boliviano VALENTIN CALLA CHOQUE, de 30 anos, que o ensinava a dirigir.

Os torcedores mais antigos do SANTOS lamentaram hoje a morte de AGENOR GOMES, o MANGA, ex-goleiro do time na década de 50. Ele morreu durante a madrugada, aos 74 anos. MANGA estava internado desde o dia 5 de dezembro na Unidade de Terapia Intensiva SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTOS, onde tentava se recuperar de insuficiência renal crônica e edema pulmonar – enfrentava sessões semanais de hemodiálise. MANGA foi enterrado hoje no MEMORIAL METRÓPOLE ECUMÊNICA, em SANTOS, onde o corpo foi velado por familiares e alguns amigos, como os ex-jogadores TITE e CLODOALDO. O goleiro atuou no SANTOS entre os anos de 53 a 60. Foi campeão em 55,56,58 e 60. Sempre foi respeitado pelos companheiros e acompanhou de perto a história de PELÉ. Em 2002, PELÉ o visitou no hospital em uma de suas internações. MANGA chegou a ser técnico da LUSA. Ele deixa dois filhos.

O PM temporário ALEXANDRE WELLINGTON DE SOUZA RODRIGUES, de 22 anos, foi preso hoje em flagrante por porte ilegal de arma ao ser abordado por PMs na ZONA LESTE. Sem ter porte de arma, ele carregava o revólver calibre 38 do pai, o coronel da reserva FRANCISCO WELLINGTON RODRIGUES. Foi o primeiro caso de um soldado temporário preso desde que entrou em vigor o novo ESTATUTO DO DESARMAMENTO, na última segunda-feira, dia 22. A prisão aconteceu por volta das 4 horas. RODRIGUES, que trabalhava no prédio da Delegacia Geral de Polícia, trafegava em sua moto pela rua ARICÁ-MIRIM, na PENHA, quando PMs pediram a ele que parassem e o revistaram. Levado à delegacia, foi ouvido e encaminhado ao Presídio Militar ROMÃO GOMES. Por ser soldado temporário, RODRIGUES não poderia andar armado. Apesar disso, sua funcional traz uma tarja em vermelho avisando ser permitido somente o uso restrito de arma. “É um absurdo um soldado não poder andar armado”, disse AHMAD LAKIS NETO, advogado de RODRIGUES. Segundo ele, como o pai está viajando, RODRIGUES resolveu guardar a arma na casa do tio. “Ele achou que pudesse acontecer alguma coisa e roubarem a arma da residência”, justificou LAKIS NETO, que prometeu entrar na segunda-feira, dia 29, com o pedido de relaxamento da prisão.

Um violento terremoto atingiu hoje a histórica cidade de BAM, no IRÃ, matando mais de 20 mil pessoas, ferindo cerca de 50 mil e destruindo, de um momento para o outro, cerca de 70% das construções de um dos maiores tesouros arquitetônicos iranianos. Situada na antiga ROTA DA SEDA, entre CHINA e EUROPA, a cidade de dois mil anos era uma das maiores atrações turísticas do País. Eram 5:30 horas e a maioria dos 200 mil moradores de BAM dormia quando a terra tremeu, criando um cenário de morte e destruição. O mais violento terremoto a sacudir o IRÃ nos últimos dez anos atingiu 6,3 pontos na escala RICHTER. Na cidade, situada na empobrecida e desértica província de KERMAN, cerca de mil quilômetros a sudeste de TEERÃ, testemunhas descreveram o desespero de pessoas presas em escombros, bem como de sobreviventes que perderam parentes.  Centenas de cadáveres foram removidos com a ajuda de caminhões. Máquinas escavadeiras foram usadas para fazer valas, onde corpos eram enterrados sem qualquer ritual. Dois hospitais da cidade desabaram e os restantes ficaram lotados. Muitos feridos foram levados para cidades vizinhas. A estrada para BAM ficou engarrafada de ambulâncias, o que dificultou o atendimento aos feridos. O presidente MOHAMMED KHATAMI pediu com urgência a comunidade internacional o envio de cães farejadores, cobertores, remédios e geradores de eletricidade, sendo atendido pela ONU e por países como RÚSSIA, ALEMANHA, ITÁLIA e FRANÇA. Os EUA – que não têm relações diplomáticas com o IRÃ – também ofereceram ajuda humanitária.

A CHINA comemorou hoje o 110º aniversário de nascimento de MAO TSÉ-TUNG, numa mostra de que os chineses em geral continuam a reverenciar o GRANDE TIMONEIRO. Em sua cidade natal, SHAOSHAN, no entanto, o que importa é o lucro. Sua imagem aparece em souvenirs, de isqueiros a camisetas, restaurantes batizam pratos de carne suína com seu nome e empreendedores turísticos arrumam uma maneira de também tirar proveito.

Nesta noite assisto OS MISERÁVEIS, na RECORD. Um filme de 1998, dirigido por BILLE AUGUST, com LIAM NEESON, GEOFFREY RUSH, UMA THURMAN e CLAIRE DANES. Uma das inúmeras versões do clássico de VICTOR HUGO. A história se passa na FRANÇA do século XIX quando JEAN VALJEAN, depois de dezenove anos de trabalhos forçados por ter roubado pão, é posto em liberdade condicional. Tempos depois, torna-se um homem respeitado e é prefeito de VIGAU. Mas seus dias de paz terminam com a chegada do inspetor JAVERT. Rígido e obcecado, o antigo guarda da prisão onde VALJEAN cumpriu pena é um homem que não admite deslizes. E empreende uma perseguição implacável, que se arrasta por anos, quando novamente ficarão frente a frente. Ao longo da história, surge o amor entre COSETTE, que VALJEAN está criando (fez uma promessa a FANTINE, no seu leito de morte, de cuidar de sua filha), e MÁRIO, jovem revolucionário.

Quando subo para o meu quarto, vejo que a MARLENE colocou a sua televisão ali, após vendê-la, juntamente com uma estante, que foi montada hoje na nossa sala. Embora a antena ainda não esteja colocada, dá para assistir o final do filme brasileiro XICA DA SILVA, de 1976, com direção de CARLOS DIEGUES, com ZEZÉ MOTTA, WALMOR CHAGAS, ALTAIR LIMA, ELKE MARAVILHA e STEPAN NERCESSIAN. No BRASIL da segunda metade do século XVIII, uma escrava negra se torna o centro das atenções no Distrito Diamantino, onde estão as minas mais ricas do País. JOÃO FERNANDES, o representante da coroa portuguesa, se apaixona por XICA DA SILVA e a transforma na rainha dos diamantes. E passa a satisfazer os desejos da amada, todos extravagantes e absurdos. Alertado pelos inimigos do casal, o rei de PORTUGAL manda um emissário a fim de impedir que cresça o poder de XICA na colônia. Um dos maiores sucessos da carreira de CARLOS DIEGUES, que conseguiu neste ano, um expressivo resultado de bilheteria com DEUS É BRASILEIRO.
 
2 004  :    -    DOMINGO
Após o NATAL 2004, vamos agora passar um domingo de recuperação, pois há um certo exagero nas comidas. O tempo quente vai se transformando com o desenrolar do domingo, vindo cargas d´água com certa violência. Relembro datas passadas, inclusive inserindo algumas delas nas minhas anotações computadorizadas. Isso me faz passar parte de uma boa parte dessa data. Procuro imprimir os últimos dias, mas acontece que acaba a tinta e sou obrigado a adiar essa parte de meus hábitos. Pela manhã, o ANDRÉ, colega de infância do JOÃO, vem ver o problema de seu carro. Trata-se de parte elétrica e o ANDRÉ conserta isso em pouco tempo.

Cumprimento, por telefone, o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, pelos seus 71 anos comemorados hoje. Falamos sobre as festas natalinas e ele me conta o drama de família referente a um menino de seis anos que ele considera como neto (é neto de sua esposa, descendente do primeiro casamento de sua esposa). Essa criança teve um tumor maligno no cérebro, extirpado há dois meses. Ela reage bem ao tratamento dado após a operação. Conversamos sobre a Assembléia Geral de 17 de dezembro, pois o CORONEL ROCHA MARQUES chegou a ser nosso vice-presidente. Falamos também sobre a passagem de comando da PMESP, marcada para a próxima terça-feira, na APMBB.

A chuva que caiu na BAIXADA SANTISTA fez com que vários motoristas antecipassem a volta para SÃO PAULO, depois do feriado de NATAL. No sistema ANCHIETA-IMIGRANTES, que liga a capital paulista ao litoral, o movimento dos veículos durante o dia foi mais intenso do que o esperado pela ECOVIAS, que administra o sistema. Na maior parte das rodovias do ESTADO, a chuva colaborou para reduzir a velocidade média. Na FERNÃO DIAS, um alagamento na altura do km 66 provocou lentidão. Na rodovia CASTELLO BRANCO havia dez km de congestionamento às ‘7 horas, na região de ITAPEVI, sentido capital. Na mesma hora, havia cinco km de lentidão na rodovia RAPOSO TAVARES.

O dia de NATAL foi triste para a família de ANTÔNIO MARCOS MELLO, 33 anos. Após separar uma briga, ele foi morto por dois desconhecidos, ontem, enquanto almoçava com diversos familiares na casa de parentes, em SÃO CARLOS. O assassinato ocorreu às 16 horas, na garagem da residência, que fica no número 63 da ALAMEDA DAS VIOLETAS, bairro JARDIM PAULISTANO. Cinco tiros foram dados contra as pessoas que almoçavam. A maioria atingiu as paredes, mas um acertou as costas da vítima, que morreu após ser socorrida na Santa Casa da cidade.

Estou trabalhando no computador, à noitinha, quando LUCINDA me chama para assistir na televisão as cenas horríveis da catástrofe na ÁSIA: ondas gigantes devastam oito países e matam mais de doze mil pessoas. O terremoto teve a intensidade de 9 graus na Escala RICHTER: SRI LANKA (4.500 mortos), INDONÉSIA (4.438) e ÍNDIA (3.000) foram os mais atingidos, mas há mortos nas MALDIVAS, MALÁSIA e TAILÂNDIA. A alteração nas marés foi tão intensa que causou mortes na costa leste da ÁFRICA. No QUÊNIA, um homem morreu afogado no mar agitado. Na SOMÁLIA, 16 pessoas foram dadas como desaparecidas depois de serem tragadas por ondas violentas. O número de mortos pode ser muito maior, já que existem relatos de milhares de desaparecidos – havia muitas pessoas aproveitando o dia nas praias e pescadores em barcos em alto-mar. Centenas de corpos foram encontrados nas costas de TAMIL NADU, Estado do sul da ÍNDIA. Autoridades do país acreditam que o mar depositará mais corpos nas praias nos próximos dias. “Era uma visão terrível. Eu podia ver cadáveres por todos os lados, e a devastação tem proporções colossais!”, afirmou JAYARAM JAYALALITHAA, ministro-chefe de TAMIL NADU. “Fiquei chocado ao ver incontáveis barcos pesqueiros indo para a frente e para trás nas ondas, como se fossem de papel!”, disse o indiano P. RAMANAMURTHY. “Muitos barcos estavam virados e os pescadores se agarravam a eles”.
O centro do abalo sísmico, às 7:59 horas (22:59 de sábado em BRASÍLIA), foi registrado próximo à costa oeste da ilha de SUMATRA (INDONÉSIA), 10 km abaixo do fundo do mar. Houve ainda em seguida tremores menores, de até 7,3 graus, nas ilhas NICOBAR e ANDAMAN (ÍNDIA), no OCEANO ÍNDICO. TAILÂNDIA, MALÁSIA, BANGLADESH, MIANMAR e MALDIVAS também foram atingidos pelo TSUNAMI – nome que se dá às ondas gigantescas formadas por terremotos cujos centros ficam em oceanos; em japonês, “tsu” significa porto e “nami”, onda. Não há relatos de mortes em MIANMAR. O terremoto foi o quarto mais forte desde 1900. Antes deste, o mais poderoso registrado foi um de 9,2 graus no ALASKA (EUA), em 1964. Na INDONÉSIA, a região mais afetada foi BANDA ACEH, capital da Província ACEH, onde ocorreram três mil mortes. Como nos demais países, no entanto, a maior parte das mortes foi provocada por enchentes. Quando as águas baixaram em BANDA ACEH, havia corpos presos nos galhos de árvores. Mais de 200 presos escaparam de uma prisão que teve suas paredes derrubadas pela força das águas. Segundo a polícia de SRI LANKA, que fica a 1.600 km a oeste do epicentro do terremoto, mais de um milhão de habitantes – 5% da população do país – foram afetados pelas águas.

Com um público de aproximadamente 40 mil pessoas, o estádio PARQUE DO SABIÁ, em UBERLÂNDIA, recebeu hoje a sétima edição do “FUTEBOL X FOME”. O evento contou com a participação de RONALDINHO GAÚCHO, ROBERTO CARLOS, ROBINHO, WASHINGTON e estrelas da música brasileira. O jogo terminou 8 a 7 para o time de ROBERTO CARLOS, que liderava a equipe de uniforme branco, contra o time de uniforme preto, comandado por RONALDINHO GAÚCHO. Foi um jogo de festa, com direito a lindos gols e jogadas de efeito, como o “chapéu” de ROBINHO no juiz OSCAR ROBERTO DE GODÓY, árbitro da partida. Aliás, GODÓY também fez das suas, marcando um gol para a equipe de branco.

Um dos portões de ferro do estacionamento da Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO caiu em cima da segurança SELMA FAGUNDES DOS SANTOS, de 26 anos, hoje pela manhã. Ela estava abrindo o portão da avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL quando ocorreu o acidente.

Um motociclista e sua acompanhante na garupa morreram hoje, por volta das 7 horas, em acidente ocorrido no cruzamento da avenida ERMANO MARCHETTI com a rua TENENTE LANDY, na LAPA, zona oeste de SÃO PAULO. Os dois foram socorridos no local por equipe do RESGATE, mas não resistiram aos ferimentos. CRISTIANO JOSÉ DE AQUINO, de 32 anos, pilotava uma moto YAMAHA e, não respeitou o sinal vermelho da avenida. Colidiu com um microônibus que fazia a conversão para a ERMANO MARCHETTI, a partir da TENENTE LANDY.

Uma cobra sucuri com sete metros e pesando aproximadamente 100 quilos foi encontrada na noite de ontem na cidade de SERTÃOZINHO, na região de RIBEIRÃO PRETO. Foram necessários oito homens para conseguir carregar a cobra. Ela foi encontrada no pátio de uma usina de açúcar por funcionários da empresa. O Corpo de Bombeiros fez a remoção da cobra, que se movia com extrema lentidão.

Cerca de 800 mototaxistas de SALINÓPOLIS, município a 270 km de BELÉM DO PARÁ, incendiaram hoje a delegacia e o Fórum da cidade e ainda depredaram a delegacia de CAPANEMA, a 180 km de BELÉM, para se vingar do assassinato de um colega, na última quarta-feira, dia 22.

A estudante paraguaia URI RAISA CHO ORUE, 12 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça, às 15:45 do sábado, no bairro da ACLIMAÇÃO, porque não quis entregar seu telefone celular para dois assaltantes. O irmãozinho e uma amiguinha da menina estavam com ela, presenciaram o crime e estão traumatizados. Os ladrões fugiram de bicicleta. Horas depois, um suspeito foi preso e levado para o 1º Distrito Policial (SÉ).

Dois homens invadiram hoje de manhã o BINGO VILA MARIANA, localizado na rua DOMINGOS DE MORAIS. A dupla levou 40 mil reais que estavam no cofre do estabelecimento além de aparelhos celulares e rádios comunicadores.

Morreu na madrugada deste domingo, no hospital das CLÍNICAS de RIBEIRÃO PRETO, a décima vítima do acidente ocorrido no dia 6 de dezembro na usina VALE DO ROSÁRIO, em MORRO AGUDO, na região norte do Estado de SÃO PAULO. O servente de pedreiro, JORGE HENRIQUE RIBEIRO, de 26 anos, foi atingido por um caldo de cana com temperatura de 120 graus, que escorreu após o rompimento da tampa de uma caldeira. No total, 21 pessoas ficaram feridas, entre funcionários e diretores que participavam de uma reunião. Outras duas vítimas, RONALDO DA COSTA e GUILHERME PINTO, continuam internadas em observação.
 
Estou lendo “O CÓDIGO DA VINCI”, o livro mais vendido do ano em dezenas de países. Os recursos reciclados por DAN BROWN são de três ordens, e todas têm como primado o realismo. Primeiro: a literatura policial e de suspense: a trama começa com um assassinato e termina com a sua elucidação, e a ela são agregadas subtramas paralelas focalizando o assassino, o mandante do crime, o suspeito inocente e os policiais encarregados do caso. Nesse aspecto, O CÓDIGO DA VINCI funciona como uma máquina. O enredo é jogado para a frente o tempo todo, e prende o leitor. Segundo: a descrição de instituições poucos conhecidas, recurso utilizado por outros escritores. Nessa linha, O CÓDIGO se propõe a explicar como funcionam tanto um museu, o LOUVRE, como uma prelazia do VATICANO, a OPUS DEI, e um departamento de investigação criminal, a Polícia Judiciária francesa. Terceiro: a erudição histórico-religiosa. BROWN relata episódios da história do catolicismo, seus cismas e heresias, até a presente codificação canônica, e os imbrica com suas representações artísticas e arquitetônicas. Há nesse aspecto, semelhanças entre O CÓDIGO DA VINCI e O NOME DA ROSA. O romance de ECO se passa na própria IDADE MÉDIA, que é recriada com empenho e verve. O de BROWN se passa na atualidade, e a história da Igreja Católica é contada por meio de prosa rasa e diálogos prolixos. Como esses três recursos são astutamente comprimidos no tempo da narrativa, a velocidade surge como a maior força técnica de O CÓDIGO DA VINCI. O romance se passa em menos de 24 horas, o que lhe confere uma potência vertiginosa: não há tempo para pausas, reflexão, ponderação, aprofundamento. A ação veloz derruba tudo. Não é, pois, na técnica literária que se encontrará explicação para o sucesso do romance de DAN BROWN. A explicação se encontra no material romanesco, no assunto do livro, que pode ser resumido a uma palavra: conspiração. O código sustenta que o catolicismo é produto de uma conspiração sistemática que, ao longo dos séculos, suprimiu as mulheres da hierarquia vaticana e as colocou numa posição subalterna no rebanho de fiéis. Contra essa conspiração triunfante se ergue a pequena e tenaz conspiração de organizações secretas que detêm a verdade última de CRISTO, o SANTO GRAAL: que JESUS casou com MARIA MADALENA e deu origem a uma linhagem que, protegida por seitas secretas, perdura até hoje.

Aos 43 anos, REGGIE WHITE morreu na sua casa, na CAROLINA DO NORTE, apenas sete dias após ter comemorado o seu aniversário. Ele vivia com a mulher SARA e dois filhos. Um dos grandes ícones do futebol americano, inclusive com presença no Hall da Fama, WHITE jogou profissionalmente por quinze temporadas no PHILADELPHIA EAGLES, GREEIN BAY PACKERS e CAROLINA PANTHERS. “É uma perda que será muito sentida. REGGIE marcou de uma vez por todas o seu nome na história da NFL”, disse PAUL TAGLIABUE, um dos comissários do esporte mais popular dos ESTADOS UNIDOS.

Resultados preliminares da apuração dos votos na eleição presidencial da UCRÂNIA apontam a vitória do candidato oposicionista e pró-Ocidente, VIKTOR YUSCHENKO, por folgada margem, no novo segundo turno, realizado hoje. Apurados 20,2% das cédulas na madrugada, YUSCHENKO tinha 58,49% e o governista VIKTOR YANUKOVYCH, 37,93%.

A GLOBO reprisa hoje o filme “O GUARDA-COSTAS”, que assisto pela segunda vez. Depois, apresenta “UM SINAL DE ESPERANÇA”, de 1999, direção de PETER KASSOVITZ, com ROBIN WILLIAMS, HANNAH TAYLOR-GORDON, ALAN ARKIN. Num gueto polonês ocupado por nazistas, moradores judeus não recebem notícias sobre a guerra, em pleno ano de 1944. Para levantar o astral, JAKOB decide inventar que tem um rádio escondido e divulga boletins de notícias que narra o avanço dos aliados. Crente que serão libertados pelos russos, os judeus poloneses criam ânimo para viver. É um filme que mostra toda a tragédia da guerra com uma dose de humor.

2 005  :   -    SEGUNDA-FEIRA
Não dá para fazer grandes coisas nesta manhã. Levanto tarde e vou para SÃO PAULO depois do meio-dia. Os oficiais do MMDS queriam conversar comigo sobre a megaoperação “2006”, conforme plano elaborado por mim, contrariando totalmente o CARMELO que agora está apoiando minhas idéias. Mas não posso tratar disso hoje, face reunião programada para logo mais na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Presidente GINO, CORONEL MENDES, CORONEL RENALDO, CORONEL CANAVÓ, dona MARIA ODETE, ANTÔNIO CARLOS NACLERIO HOMEM, os advogados ROMAGNOLI, JANAÍNA e ANTÔNIO FROTA vão decidir que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC deverá elaborar um documento como direito de resposta à injuriante opinião de ROBERTO DUAILIBI, totalmente parcial em seu míope modo de ver da troca do nome do Túnel 9 de Julho. Fico encarregado de fazer a minuta desse documento.
Após todos saírem, inclusive a funcionária LUCIENE, o presidente GINO dá uma entrevista, via fone, às 17:45 horas, para a rádio TRIANON, radialista NILTON FLORA, sobre o que escreveu DUAILIBI nos jornais “O ESTADO” e “JORNAL DA TARDE”, de 17 de dezembro. O MENDES e eu assessoramos o presidente até o término de sua entrevista.
Retorno tarde para casa. Na noite, tento minutar o artigo que deverá ser assinado pelo GINO STRUFFALDI, como presidente do CONSELHO SUPERIOR da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não consigo passar uma mensagem sobre o assunto para o ROMAGNOLI. Amanhã, tentarei fazer isso. Vou deitar muito tarde nesta segunda-feira.  O documento elaborado por mim é o seguinte:

TÚNEL NOVE DE JULHO-MONUMENTO HISTÓRICO

O artigo publicado no “Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, edições de 17 de dezembro de 2005 “AS MUITAS FACES DA INTOLERÂNCIA” é por demais injurioso, desrespeitoso e tem o cunho pessoal de alguém que desconhece a história do Movimento Constitucionalista de 1932, senão vejamos:
Em 23 de julho de 1938, o presidente da República, Getúlio Vargas, vinha a São Paulo, a convite do Interventor Adhemar de Barros, para inaugurar o Túnel 9 de Julho. No dia seguinte, os jornais Correio Paulistano e Folha da Manhã noticiavam em primeira página o histórico acontecimento. Prestes Maia, prefeito na época, ofereceu a tesoura para cortar a fita verde-amarela que dava, assim, por inaugurado o Túnel 9 de Julho. Nos arquivos da Prefeitura de São Paulo há muitos documentos que se reportam ao Túnel 9 de Julho, durante obras de manutenção, e não como diz Duailibi que nada há nos registros da prefeitura, bem como, e o que é uma infâmia, que o nome Túnel 9 de Julho é falso. Aqui, não é somente a ex-prefeita que comete crime histórico, mas sim o sr. Duailibi, o que acreditamos por santa ignorância dos anais de nosso brilhante passado. 
O Túnel 9 de Julho, assim batizado, há mais de 60 anos, tornou-se conhecidíssimo de todos. O registro é mera formalidade, cuja existência ou inexistência é irrelevante. É mero detalhe que não altera a denominação, fruto da vontade popular que merece ser respeitada. Uma nova lei que não represente a vontade popular não possui legitimidade e sua exigibilidade padece de suporte, exigindo revogação. O honroso episódio relacionado ao nome está acima das ações de ocupantes de cargos públicos, por pertencer a todos que amam São Paulo com suas tradições históricas. O nome “9 de Julho” é data magna de São Paulo, desde a primeira Constituição Paulista, após a Revolução de 1932, até a atual, bem como pela Lei Estadual 9497 (esta, atendendo a Constituição Federal que determina, taxativamente, que cada Estado tenha a sua LEI MAGNA). Portanto 9 de Julho não é data qualquer e, sim a marca cívica que se reporta ao heróico Movimento Constitucionalista de 1932. Desmerecê-la como fez o sr Duailibi, é cometer um ato indigno de cidadão.
A EPOPÉIA DE 32 consagrou a união de milhares de imigrantes, de todos os credos, raças e cores. Heróis que deram seu sangue, sua vida, pela causa patriótica. Data que representa a luta pela legalidade, para o retorno do estado de Direito, pelo restabelecimento da verdadeira democracia contra a tirania de uma ditadura. Denominar “grupelho de fanáticos” os respeitáveis integrantes das dezenas de entidades representativas da sociedade, além de profundamente ofensivo a ilustres defensores desta magna causa, não representa a verdade. Não formam “grupelhos” e nem são “fanáticos” os membros desta Sociedade Veteranos de 32-MMDC, criada em 7 de julho de 1954, e integrada por: médicos, engenheiros, oficiais do Exército e da Polícia Militar, advogados, professores, que em reunião do Conselho Supremo, em abril de 2002, por unanimidade, repudiaram o ato impensado da então prefeita Marta Suplicy, que, às vésperas do NATAL de 2001, alterou o nome do Túnel pelo Decreto-Lei nº 41.535, de 20 de dezembro. Por se tratar de fim de ano, o ato discricionário somente chegou ao conhecimento da Sociedade em fevereiro, através do presidente da SODEPRO (Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista). Incontinenti, foi oficiado à Câmara Municipal para que o nome original do túnel fosse devolvido ao povo paulista. Aqui não importa o nome do ilustre médico, que, na verdade, para imortalizá-lo deveria ser colocado num hospital. Até sugerimos, para a sua grandeza, que fosse dado seu nome ao Hospital Sírio-Libanês. Em 16 de julho de 2002, em audiência marcada com a então prefeita Marta, a Comissão “TÚNEL DE JULHO PARA SEMPRE”, tentou lhe entregar um abaixo-assinado de mais de 5 mil assinaturas. Ela não se dignou a nos receber e Rui Falcão, chefe de Gabinete, foi categórico em dizer que o abaixo-assinado não iria alterar em nada a decisão da prefeita. Isso sim é que é intolerância e não a reunião de Entidades de renome que se esforçam para ver corrigido o crime histórico cometido. Portanto aqueles que se manifestam pela retirada do nome do médico não são poucos, são milhares, e as entidades não são pequenas como quer o sr Roberto Duailibi (entre as mais de 40 entidades, sobressaem-se: o centenário Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Academia Paulista de História, OAB, Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados de São Paulo, Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São  Paulo, Centro do Professorado Paulista, SAMORCC, Clube Espéria, Rotary Clube de São Paulo (Liberdade), Instituto Biológico, Instituto de Engenharia, diversas Lojas Maçônicas, etc.etc. Também citamos os documentos de repúdio que nos foram encaminhados pela Sociedade de Veteranos de 32-MMDC, região de São José do Rio Preto e do nosso mais recente núcleo, mas muito importante, o da Lapa. Não há nessas pessoas raízes de intolerância, não são dotados da beligerância de árabes ou skinheads, como cita Duailibi em sua infeliz opinião. No meio dos que nos apóiam há nordestinos, negros, judeus e muito mais, pois não distinguimos credo, raça, ou cor, como afirma o publicitário dentro de sua intolerante opinião. Não se ignorou, em hipótese alguma, que Daher Cutait tenha sido revolucionário aos 19 anos. Apenas frisamos que ele se tornou merecedor de ser homenageado como médico, pois em 1932 nem estudante de medicina era. Não se quer diminuir o seu nome e sim inaltecê-lo num lugar condigno, não como usurpador do nome do Túnel 9 de Julho, mesmo porque já se passaram quatro anos dessa polêmica desnecessária e o túnel continua sendo, e sempre será “TÚNEL 9 DE JULHO”.
Que o lastimável artigo aqui contestado sirva de estopim a um novo movimento contando com o apoio e mobilização de todos patrióticos meios de comunicação e políticos. Assim como ocorreu com a Revolução de 1932, levantada para a defesa de lei e da democracia, agora para a sagração definitiva do nome TÚNEL 9 DE JULHO. Conclamamos, pois, a imediata atuação das autoridades municipais para que seja revogado o Decreto-Lei Municipal nº 41.535, de 20 de dezembro de 2001, restabelecendo o nome original do túnel, monumento histórico paulista. Sugerimos que o Hospital Sírio-Libanês, onde o dr Cutait deu o melhor de sua vida, receba o nome do ilustre médico, a fim de imortalizá-lo condignamente. Aí sim o grande médico seria eternizado e não como mero revolucionário, entre os mais de dezoito mil que lutaram em 32. O Túnel é de todos eles, de todos os paulistas, evitando-se chamá-lo de usurpador de um dos marcos históricos de São Paulo, só porque a ex-prefeita cometeu um crime histórico e a família consentiu, talvez movida pela vaidade, mas não percebendo que ali seu nome não seria recomendado.
Finalmente, sr. Roberto Duailibi, conheça a verdadeira história da EPOPÉIA DE 32, lendo um dos muitos livros escritos sobre o Movimento Constitucionalista ou então se digne visitar o 4 o andar do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde, na sua infeliz ótica, um grupelho organizou mais de sete mil itens sobre essa brilhante página da história.          

BENEDITO FÉLIX APARECIDO DE SOUZA, de 47 anos, pai de TIAGO FÉLIX DE SOUZA, de 9 anos, viveu os piores dias de sua vida na semana passada. Dormiu e comeu pouco. Não trabalhou. Só pensava em encontrar o filho desaparecido desde a última segunda-feira, no dia 19. Na manhã de domingo, dia de NATAL, por persistência da família que não se conformava com o sumiço do menino, TIAGO foi encontrado caído dentro de um poço de 20 metros de profundidade, na periferia de GUARULHOS. Ele ficou seis dias sem comer e sem dormir. Bebeu água da chuva.
O menino desapareceu depois de levar almoço para o pai, que trabalha em uma chácara. Na volta, resolveu passar na casa de um primo. Para cortar caminho pegou um atalho num terreno baldio. O menino caiu num poço. BENEDITO recebeu a notícia de que o filho não tinha voltado para casa e aí começou o seu martírio. Esteve em SUZANO e ITAQUAQUECETUBA, municípios próximos a GUARULHOS. Percorreu hospitais e IML. Registrou o desaparecimento na polícia e pediu ajuda para o Corpo de Bombeiros. Na manhã do NATAL, uma tia de TIAGO, MERIVALDA JUSTINIANA DA SILVA, bateu na casa dos FÉLIX DA SILVA assim que amanheceu e sugeriu que fossem procurá-lo em um terreno baldio. “DEUS me guiou pra aquele lugar. Meu coração dizia que ele estava lá”, lembra MERIVALDA. Quando passava ao lado do poço, ela chamou por BENEDITO e VANDA, que estavam próximos dali. TIAGO ouviu e gritou: “Tia, estou aqui dentro do buraco”. BENEDITO e VANDA correram e começaram a chorar. Assim que foi tirado do poço pelos homens do Corpo de Bombeiros, TIAGO, bem mais magro, com as roupas sujas de barro e com várias escoriações nas pernas, perguntou: “Pai, tem presente de NATAL para mim? Tem comida? Levado ao Hospital Geral de GUARULHOS, ele está internado na UTI com insuficiência renal. Contou a uma médica que no poço havia muitos bichos – lesma, lagarto e minhoca -, mas afirmou não ter ficado com medo. Ganhou um quebra-cabeça de um médico e, generoso, pediu para o pai levar de presente ao irmão mais novo.

A garçonete MONALISA FAGUNDES DO NASCIMENTO, principal vítima da explosão de uma bomba na rua 25 DE MARÇO, na região central, já respira sem aparelhos. Internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público, MONALISA, de 21 anos, recebeu hoje à tarde a visita da mãe e da irmã. “Ela já está conversando, mas não se lembra de nada do que aconteceu”, contou a irmã, MÔNICA. MONALISA foi atingida diretamente pelos estilhaços da bomba feita com um extintor de incêndio, na sexta-feira. A garçonete sofreu traumatismo craniano grave e ficou em coma até ontem.
Outra vítima, MÔNICA COUTINHO DOS SANTOS, de 19 anos, que estava grávida e deu à luz após a explosão, recebeu alta. Ela e o bebê deixaram o hospital por volta das 10:30 horas. O outro filho de MÔNICA, LUAN, de 2 anos, que estava com ela na hora da explosão, permanece na UTI do Hospital MANDAQUI, com trauma no pulmão.
Depois da maratona do NATAL e do susto da bomba, o movimento na 25 DE MARÇO começou a voltar ao normal hoje. Desde sexta-feira, o número de guardas-civis na área foi reforçado. Hoje, algumas lojas estavam fechadas para balanço ou férias coletivas. 

Após um hiato de pouco mais de dez anos, o atacante EDMUNDO voltou a vestir a camisa alviverde com a qual tanto brilhou. A apresentação do craque foi realizada hoje na Academia de Futebol do PALMEIRAS. Cerca de 50 torcedores compareceram ao evento, que também contou com a presença do lateral-direito PAULO BAIER, outro reforço para 2006.

O PM LAÉRCIO FERREIRA BORGES, 35 anos, da 1ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar, assumiu hoje, em dois depoimentos, que fazia “bico” como segurança na lanchonete HABIB´S de SANTO AMARO quando se envolveu em uma briga que terminou com a morte do segurança EDGAR BARBOSA BRANDÃO, 22 anos. A suposta briga entre os dois ocorreu à 0:15 hora do último sábado, dia 24, quando o segurança, que nunca havia tido problemas com a polícia, voltava da festa de confraternização da empresa onde trabalhava havia três meses. Nos depoimentos, o PM BORGES afirmou ter desconfiado de BRANDÃO assim que ele entrou na lanchonete, localizada na praça FLORIANO PEIXOTO. Segundo BORGES, o fato de BRANDÃO ter ido direto para o caixa chamou sua atenção, já que, nas palavras do PM “é comum os agressores da sociedade terem como modus operandi chegar ao lado do caixa, apontar a arma de forma oculta para o público e praticar o roubo sem ninguém perceber”. 

MORREU hoje, vítima de câncer do pulmão, o ator VINCENT SCHIAVELLI, de 57 anos. Ele participou de 120 filmes para o cinema e a televisão. Suas aparições mais importantes foram em filmes como “UM ESTRANHO NO NINHO”, “GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA” e “AMADEUS”. Em 1997, foi considerado um dos principais atores americanos pela revista VANITY FAIR. 

O mundo lembrou hoje a fúria das ondas gigantescas que um ano atrás deixou mais de 230 mil mortos e desaparecidos em doze países do OCEANO ÍNDICO, em uma das piores tragédias naturais da história. Desde a Província de ACEH, na INDONÉSIA, aos paraísos turísticos da TAILÂNDIA e as aldeias de pescadores da ÍNDIA, milhares de pessoas se reuniram para lembrar seus entes queridos e amigos em cerimônias oficiais e privadas. Há um ano, um terremoto de 9,1 graus na escala RICHTER – o mais potente das últimas quatro décadas – estremeceu o leito do mar, perto da ILHA DE SUMATRA, agitando milhões de toneladas de água e gerando ondas de dez metros de altura, que se disseminaram por todo o OCEANO ÍNDICO a uma grande velocidade. Em ACEH, o local mais afetado pelo tsunami, o presidente da INDONÉSIA, SUSILO BAMBANG YUDHOYONO, soou uma sirene de alerta –que faz parte de um sistema de advertência de possíveis catástrofes naturais. No SKI LANKA, o presidente MAHINDA RAJAPAKSE se reuniu com sobreviventes perto do local onde um trem foi tombado pelas ondas. Na TAILÂNDIA, alguns aldeões se recusaram a participar das cerimônias, alegando que os rituais eram custosos e o único propósito era atrair turistas e promover o governo. SUÉCIA, ALEMANHA, FINLÂNDIA e NORUEGA foram alguns dos países europeus que realizaram vigílias e cerimônias para lembrar seus cidadãos mortos no tsunami. As gigantescas ondas mataram na TAILÂNDIA mais de 2.400 estrangeiros, a maioria turistas europeus.

Enquanto os cristãos de todo o mundo comemoravam a chegada de JESUS com o NATAL, os chineses lembravam o nascimento de MAO TSÉ-TUNG, o fundador da República Popular da CHINA. Mas este ano não houve a mesma pompa de outras décadas. A figura do “GRANDE TIMONEIRO” perdeu brilho depois da morte dele em 1976, quando a CHINA desencadeou as reformas econômicas e se abriu para a economia de mercado. O ponto alto das comemorações ocorreu na noite de 25 em SHAOSHAN, onde MAO nasceu em 26 de dezembro de 1893. Dirigentes comunistas chineses reuniram-se em SHAOSHAN para reverenciar a memória e os feitos do antigo líder.

O secretário particular do pintor espanhol SALVADOR DALÍ durante 20 anos, JOHN PETER MOORE, morreu aos 86 anos em sua casa, na província espanhola de GERONA. A morte aconteceu nesta segunda-feira. MOORE, secretário de DALÍ de 1956 a 1974, chegou a receber acusações de falsificação de obras do artista.

2 006    :    -     TERÇA-FEIRA
É muito desagradável ser contrariado numa situação como essa em que me encontro. Sou correntista do BANESPA desde 1979. Agora, uma lei absurda do governo determina que eu mude de banco. Acho isso muito errado. O pior é que nem se pode mais fazer o recadastramento no BANESPA.
É por isso que nesta manhã vou mais cedo para a cidade de SÃO PAULO. Desço do ônibus na ARMÊNIA e faço uma caminhada até o “PANELÃO”, na Avenida CRUZEIRO DO SUL. Ali fica toda a parte administrativa da PMESP. No quarto andar, no CENTRO DE DESPESA DE PESSOAL, procuro resolver o problema do recadastramento. Não é ali. Dizem que seria no segundo andar, onde fica a DIRETORIA DE PESSOAL. Também não se faz recadastramento nesse lugar. Percebo uma tendência de obrigatoriedade de se dirigir até a NOSSA CAIXA, conforme vou me inteirando nos lugares onde passo. Finalmente, no BANESPA, agência situada no interior do “PANELÃO”, sou informado que tenho, mesmo, de ir até a NOSSA CAIXA. Encontro-me com o CORONEL CAPELÃO PM Reformado BENEDICTO VILLANO. Conversamos sobre essa época do ano. VILLANO pergunta sobre a minha mania de escrever as memórias. Ele sabe desse meu hobby. Já na Avenida CRUZEIRO DO SUL, cruzo com o TENENTE PM Ref JESUINO, antigo companheiro do choque. Lembramos alguns bons momentos dos anos 1980. Ele pergunta do CAPITÃO GABRIEL, do qual não tenho noticias há anos. Só sei que ele mora em TATUÍ.
Depois de cruzar com outros conhecidos na “meganholândia” e de “matar as saudades” ao passar pelo antigo batalhão que comandei, o 2º BPChq, vou à agência bancária da NOSSA CAIXA na Avenida TIRADENTES.
Sou muito bem atendido por dona ELISA YUASA. Ela é paciente na busca de meu nome para  que se faça o devido recadastramento. Acabo abrindo a conta número 01.116.897-6, evitando mais contratempos. Não sei como irá funcionar aquele compromisso do BANESPA de transferência de pagamento para a conta existente naquela agência. Existia a esperança da chamada conta-salário, mas o governo resolveu adiar essa conta para abril. Apesar de contrariado, sou obrigado a me dobrar às evidências.
No BANESPA, agência do Corpo de Bombeiros, totalmente esvaziada nesta terça-feira, vejo o empréstimo de um mil reais para o PAULO CÉSAR, a pedido da LUCINDA. É mais uma conta que teremos para saldar em doze meses. Trata-se de uma ajuda para o PAULO CÉSAR terminar com o pagamento da papelada para a abertura do negócio que pretende montar no salão que foi construído para ele ao longo deste ano.
Participo da reunião da Entidade que presido. Ali, os oficiais contam como passaram o NATAL e, descontraídos, assistimos na sala de reuniões o filme “CHAOS”, um policial habilidoso é chamado para resolver o problema de um assalto a banco, com reféns.     
Cansado, desanimado face ao calor que está fazendo, retorno a GUARULHOS. Não estou satisfeito com a imposição de se abrir conta na NOSSA CAIXA.
Mais tarde, em meu escritório, estou lançando no computador os principais acontecimentos do NATAL e tenho todo o trabalho perdido pela interrupção de energia elétrica. Mais de uma hora de digitalização é deletada por causa dessa quebra no fornecimento da energia. Parece que hoje é uma data para acontecer coisas desagradáveis.

O seqüestrador ALEXANDRE FERREIRA VIANA, de 30 anos, conhecido como GORDO – que manteve uma menina de dois anos em cativeiro por 40 dias em 2005 – foi preso pela Divisão Anti-Seqüestro (DAS) ontem. VIANA é suspeito de ter participado de cinco seqüestros, arrecadando uma quantia aproximada de dois milhões de reais. Foi preso com a mulher REGIANE DE SOUZA MACIEL, de 28 anos, e o assaltante DOUGLAS VIANA, de 18 anos, quando bebiam cerveja em um quiosque na orla marítima de PRAIA GRANDE, no Litoral.
VIANA havia participado do seqüestro de BEATRIZ BROIT, de dois anos, capturada quando passeava com sua babá na praia de JUQUEÍ, em SÃO SEBASTIÃO, litoral norte. “Ele é um seqüestrador muito violento, principalmente quando negociava com as famílias das vítimas”, afirmou o delegado WÁGNER GIUDICE, diretor da DAS. VIANA era procurado pela polícia desde que fugiu da Penitenciária do Estado, no CARANDIRU, em novembro de 2003. Ele foi um dos 87 detentos que conseguiram escapar por um túnel construído pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital, ligando uma casa alugada na rua JOVITA até celas do complexo do CARANDIRU. Na ocasião, oito detentos acabaram mortos por soterramento quando o túnel desabou e um outro foi baleado em tiroteio com a polícia. Dos 87 fugitivos, 48 foram capturados. VIANA não seria membro do PCC embora tenha usado o túnel da facção.

A sentença de morte contra o ex-ditador do IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, deverá ser executada em até 30 dias, decidiu hoje a Corte de Apelações, que manteve as acusações contra SADDAM – rejeitando pedido de revisão da pena feita pela defesa. O ex-líder iraquiano deve ser enforcado ainda em janeiro, depois de ter sido condenado à morte junto com outros dois réus, incluindo seu meio-irmão, em 5 de novembro, por crimes contra a humanidade, relacionados ao assassinato de 148 xiitas da cidade de DUJAIL, em 1982, após o fracasso de um complô para matar o então ditador. “A decisão do tribunal iraquiano de ter sustentado a pena de morte de SADDAM é um marco importante para a história do IRAQUE”, elogiou o porta-voz da CASA BRANCA, SCOTT STANZEL, ao saber da decisão.
A expectativa é de que o local e a data da execução de SADDAM sejam mantidos em sigilo. Mesmo com a manutenção da pena de morte, SADDAM ainda enfrenta um outro julgamento: sobre o seu envolvimento na ofensiva militar de ANFAL, contra comunidades curdas, na década de 1980.  As autoridades locais dizem que a sentença de morte de SADDAM será cumprida mesmo se o segundo julgamento não seja concluído. O líder da corte iraquiana disse que se SADDAM for executado antes do final desse segundo julgamento, as sessões seguirão sem sua presença. As audiências estão paralisadas no momento e o julgamento recomeçará em 8 de janeiro.

O médico espanhol JOSÉ LUÍS GARCIA SOBREDO, que viajou a CUBA para examinar o presidente FIDEL CASTRO, disse que o líder cubano não tem câncer nem necessitará de cirurgias. SOBREDO disse hoje, em HAVANA, que FIDEL se recupera bem e demonstra bom humor. “Sua condição física é excelente, sua atividade intelectual permanece intacta – eu diria fantástica – e ele está se recuperando da operação”, afirmou o cirurgião especialista em doenças intestinais.

Pelo menos 200 pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas hoje na explosão de um oleoduto nos arredores de LAGOS, na NIGÉRIA. As equipes encontraram dificuldades para conter as chamas e retirar as vítimas do local devido a altas temperaturas. O temor é que o número de mortos seja ainda maior. O secretário-geral da CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL, ABIODUN OREBIYI, afirmou que a explosão ocorreu de madrugada.   

2 007     :      -     QUARTA-FEIRA     1 142153151 2 4 2/205161818418
Para mim, o “inferno astral” é uma realidade. De dez a sete dias antes da data do meu nascimento parece que tudo dá errado. Sempre foi assim e continua sendo. Hoje está fazendo um ano em que fui obrigado a abrir conta na “NOSSA CAIXA”, porque o governador JOSÉ SERRA negociou nossa folha de pagamentos. Acho isso muito errado, mas é uma realidade amarga.
Com o intuito de efetuar o recadastramento (que é feito sempre no mês do aniversário), compareço novamente na NOSSA CAIXA. Acontece que, depois de uma espera de uns vinte minutos, sou informado que “o sistema está fora do ar” e esse recadastramento somente será feito na primeira semana de janeiro.
Vou à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas sou chamado pelo MÁRIO MARGARIDO para almoçar no MMDS. Ali também estão: ALEMÃO, CRISTIANO, ELÁDIO e também RAFAEL. As conversas giram em torno do NATAL. Cada um quer contar como passou a data e eu não estou com paciência para essas histórias. Quase todos eles estiveram na véspera de NATAL visitando o ANT, convidados que foram por causa de uma festa em comemoração aos cinco anos da FERNANDA.
Pago algumas contas na agência do BANESPA. Retorno ao MMDC e ali imprimo mais de cem páginas de minhas memórias. Atendo um telefonema do TENENTE ALEXANDRE e também de outras pessoas que estão desejando BOAS FESTAS, sem saber que a Sociedade estará fechada até 7 de janeiro. O advogado ÁLVARO TAVARES G. SOUZA e sua senhora também visitam a Sociedade. Querem participar de nossas solenidades, em 2008, fazendo parte do Grupo de Escoteiros do BRASIL. Retorno para GUARULHOS por volta das 15:30 horas.
Recebo mensagens do GINO, do KLÉBER DANÚBIO, ADAUTO GUERREIRO, CAPITÃO ANDRÉ LUIZ e outros.
Uma delas diz respeito a uma mensagem que está circulando na Internet, de autoria do TENENTE-CORONEL PM LUIZ ALVES, criticando os 260 coronéis que subscreveram a famosa “CARTA DOS CORONÉIS”. O ex-Cmt Geral CORONEL PM Res CARLOS ALBERTO DE CAMARGO assim se manifestou:
Subject: Resposta ao e-mail do Tcel Luiz Alves URGENTISSIMO
Prezado TCel Luiz Alves
Com muita tristeza e decepção acabo de ler texto de e-mail de sua autoria, que está circulando pela internet, a respeito da vaia sofrida pelo Governador do Estado, na APMBB, durante a recente solenidade de entrega de espadas, onde se lê, entre outras coisas: "... Lamentável a atitude destes 260 senhores Coronéis, por que (sic) desrespeitaram os familiares dos cadetes, que estavam lá para compartilhar com seus filhos e filhas a alegria de sua formatura...."
Lamento que você tenha feito uma acusação tão grave, sem ao menos ter se preocupado em verificar que ela é mentirosa e ofensiva a oficiais superiores da Corporação que empenharam toda sua vida na defesa dos valores de honra e dignidade do oficialato, e que estão na linha de frente na defesa dos interesses de todos os policiais militares.
Antes de mais nada, permita-me esclarecer-lhe o seguinte:
a. A AOPM e " esses 260 Coronéis", como você ofensivamente nos qualificou, não vaiaram, não estimularam e, sobretudo, repudiam a vaia dada ao Governador naquela ocasião.
b. A AOPM e " esses 260 Coronéis", como você ofensivamente nos qualificou, sequer estiveram ou enviaram representantes `aquela solenidade.
c. A AOPM e " esses 260 Coronéis", como você ofensivamente nos qualificou, têm convicção de que o sagrado pátio da nossa Academia, especialmente na data da entrega do símbolo maior de nossa dignidade - a espada -, jamais poderia ser maculado por manifestação de desrespeito à autoridade. Não sei se você se lembra, é por ocasião do recebimento da espada que, justamente, o Aspirante-a-Oficial jura respeitar as autoridades constituídas.
d. A AOPM e " esses 260 Coronéis", como você ofensivamente nos qualificou, estão se expondo, na linha de frente, contra a política salarial do governo e necessitam muito, por isso, do apoio dos oficiais, da ativa e da reserva, e não de acusações mentirosas como a sua, que nos enfraquecem, exatamente no momento que estamos cumprindo, com honra de dignidade, o papel que nossa consciência nos impõe.
Tudo isso porque:
a. preferimos que o movimento fosse iniciado apenas por Coronéis, ex- comandantes e ex- instrutores dos atuais Coronéis da ativa, a fim que estes pudessem, com serenidade, dentro de um ambiente de respeito e camaradagem, entender que essa manobra maquiavélica do governo em dar aumento de salário sob a simulação de gratificações, embora pareça conveniente aos Oficiais da ativa, não passa de uma grande armadilha, já que todos, algum dia, estarão na reserva.
b. em seguida, será estimulada a participação de oficiais pertencentes a outros postos da hierarquia, mas sempre obedecendo aos princípios da disciplina.
c. essas gratificações ocasionam uma enorme injustiça aos policiais militares da ativa, pois nada justifica que um sargento que sirva em uma pequena cidade da região metropolitana, por exemplo, e que trabalha em áreas perigosas que se confundem com a periferia da Capital, receba menos do que um outro sargento que trabalhe no centro da cidade.
d. os oficiais e praças inativos,- e as pensionistas -, têm o direito à aposentadoria integral, já que, ao longo da carreira, nunca foram agraciados com os benefícios tão rotineiros dados aos trabalhadores protegidos pela CLT.
e. a situação criada pela atual política salarial do governo está inviabilizando a promoção dos Oficiais subalternos, interrompendo suas carreiras, desmotivando-os e incentivando a evasão dos mesmos para outras carreiras que tenham melhores salários.
f. a atual política salarial do governo acabou com a unidade da Corporação. Deixamos de ser uma Força una, monolítica, pois em vez de um interesse único dos policiais militares, estamos, graças à ação maquiavélica do governo, divididos entre vários interesses, muitas vezes conflitantes.
Se você discorda do que estamos fazendo, o que é um direito seu, pelo menos exigimos que você respeite quem está se expondo, lutando e arriscando-se na defesa da gloriosa história de nossa Polícia Militar e da dignidade de seus integrantes, da ativa e da reserva.
Por isso esperamos que você, imediatamente:
a. dê conhecimento deste meu e-mail a todas as pessoas que receberam seu e-mail original; e
b. nos envie cópia da divulgação referida no item anterior.
Tudo é suportável, menos aceitar atentados contra nossa honra e dignidade.
Coronel Carlos Alberto de Camargo.

O feriado de NATAL de 2007 foi o mais violento nas estradas federais desde que passaram a ser divulgadas estatísticas de acidentes, há 20 anos. Entre sábado e terça-feira, foram registrados 2.561 desastres, com 1.870 feridos e 196 mortos. Em comparação com o NATAL de 2006, o número de mortos subiu 51%. A Polícia Rodoviária Federal estima que o movimento nas rodovias foi 22% maior que no ano passado. Mesmo assim, avalia que grande parte dos acidentes poderia ter sido evitada se os motoristas fossem mais cautelosos. “A grande vilã continua sendo a imprudência, combinada com excesso de velocidade e bebida”, disse o inspetor ALVAREZ SIMÕES, que coordenou as operações da Polícia Rodoviária. Nas estradas estaduais, houve pequena redução no total de acidentes, mas aumento forte no número de vítimas. Foram 1.175 desastres, ante 1.209 no ano passado. E 44 mortos, ante 30 em 2006.

O ambulatório do HOSPITAL DAS CLÍNICAS, o maior da AMÉRICA LATINA, só voltará a funcionar totalmente em 2008. Hoje, entre as mais de 1.500 pessoas que passariam por consultas, exames ou cirurgias no local, apenas 300 conseguiram um novo agendamento. Até as 11 horas, pacientes que foram ao ambulatório encontraram confusão e informações desencontradas, algumas passadas pelos próprios funcionários. Uma fila de 200 pessoas chegou a se formar.

Um paciente que estava internado no HC morreu durante o incêndio que atingiu o prédio dos ambulatórios na madrugada de NATAL. O vendedor RAIMUNDO NONATO DE AZEVEDO, de 56 anos, morreu no dia 25 de dezembro depois de ter sido transferido de uma ala do Instituto Central do HC para a UTI do Pronto Socorro durante o incêndio.

Sete pessoas morreram num grave acidente por volta das 18 horas, na divisa entre os municípios de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e CAÇAPAVA, na RODOVIA CARVALHO PINTO, a 112 km de SÃO PAULO. De acordo com informações da DERSA, a motorista de um veículo PÁLIO que ia em direção ao VALE DO PARAÍBA perdeu a direção, atravessou o canteiro central e acabou batendo de frente em outro carro, um CELTA, que seguia no sentido para SÃO PAULO. Um dos pneus do PÁLIO estourou, o que pode ter feito a motorista perder o controle do veículo. Com a colisão um dos veículos chegou a capotar. No total, quatro adultos e três crianças morreram na hora. A única sobrevivente, uma jovem de 29 anos, foi encaminhada em estado grave para o Hospital do Pronto-Socorro Municipal da VILA INDUSTRIAL, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

A festa de NATAL da família do zelador REGINALDO HERCULANO DA SILVA, de 28 anos, foi interrompida por uma tragédia. O filho mais velho de REGINALDO, LEONARDO ARAÚJO HERCULANO, de 9 anos, morreu ontem, terça-feira, à noite, ao ser atingido no pescoço por uma linha de pipa com cerol, no bairro PARQUE DAS MISSÕES, perto de um dos acessos à LINHA VERMELHA, em DUQUE DE CAXIAS, no RIO.

O corpo do cardeal dom ALOÍSIO LORSCHEIDER, arcebispo emérito de APARECIDA morto no domingo, dia 23, deixou a Catedral Metropolitana de PORTO ALEGRE sob aplausos de cerca de mil pessoas, no início da noite de hoje, após missa de exéquias (honras fúnebres). A cerimônia foi oficiada a partir das 18 horas pelo cardeal dom ODILO PEDRO SCHERER, arcebispo de SÃO PAULO, designado para isso pelo PAPA BENTO XVI.
O caixão foi carregado por um grupo de bispos até o carro funerário, que transportou o corpo do religioso para a localidade de DALTRO FILHO, em IMIGRANTE, a 130 km de PORTO ALEGRE. O sepultamento será amanhã às 17 horas.

Com a ressalva de que ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial da Justiça italiana, o ministro TARSO GENRO disse hoje que os 13 brasileiros acusados de participação em ações da OPERAÇÃO CONDOR não podem ser extraditados, porque há impedimento constitucional. “Nenhum brasileiro será extraditado, salvo naturalizado e em caso de crime comum. Essa é a leitura literal da norma. Que tem interpretações diferentes, tem. Aí o Supremo Tribunal Federal vai tratar. Em tese, está respondido que o Estado brasileiro tem na norma constitucional não extraditar brasileiros”, disse o ministro.
Os 13 brasileiros foram citados como supostos responsáveis pelo seqüestro de dois ítalo-argentinos em território brasileiro: HORÁCIO DOMINGO CAMPIGLIA, desaparecido no Aeroporto do GALEÃO, no RIO, em março de 1980; e LORENZO ISMAEL VIÑAS, desaparecido em junho do mesmo ano, num ônibus, no trajeto BUENOS AIRES – PORTO ALEGRE. Ambos eram montoneros.
JAIR KRISCHKE, militante dos direitos humanos no RIO GRANDE DO SUL, divulgou o nome dos 13 brasileiros que, na versão dele, estão na lista dos que tiveram a prisão decretada pela Justiça italiana. Em 1999, KRISCHKE esteve no consulado italiano em BUENOS AIRES depondo para autoridades italianas.
A lista, segundo KRISCHKE, é a seguinte: generais JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (à época, presidente da República); WÁLTER PIRES (ministro do Exército), OCTÁVIO AGUIAR DE MEDEIROS (chefe do SNI), EUCLYDES FIGUEIREDO FILHO (comandante do 1º Exército), EDMUNDO ADOLFO MURGEL (secretário de Segurança no RIO), ANTÔNIO BANDEIRA (comandante do 3º Exército), e HENRIQUE DOMINGUES (chefe do Estado Maior do 3º Exército); coronéis AGNELLO BRITO (superintendente da Polícia Federal no RIO), CARLOS ALBERTO PONZI (chefe do SNI em PORTO ALEGRE), LUÍS MACKSEN RODRIGUES (superintendente da PF no RS), JOÃO OSWALDO LEIVAS JOB (secretário de Segurança do RS), ÁTILA ROHRSETZER (diretor da Divisão Central de Informações do DOPS/RS), e o delegado MARCO AURÉLIO DA SILVA REIS (diretor do DOPS).

Uma tigresa conseguiu escapar à tarde de sua jaula no Zoológico de SAN FRANCISCO (EUA), matou um visitante e feriu outros dois antes de ser morta a tiros por seguranças. A tigresa só não fez mais vítimas porque o ataque ocorreu no dia de NATAL, quando o movimento de visitantes era pequeno, e num horário próximo do fechamento do zoológico, por volta das 17 horas. Um ano atrás, o mesmo animal havia ferido uma empregada no parque.

Deslizamentos de terra e inundações provocados por chuvas torrenciais deixaram pelo menos 81 mortos na ilha indonésia de JAVA. Os deslizamentos de terra ocorreram na madrugada em localidades densamente povoadas nos distritos de KARANGANYAR, WONOGIRI e SUKOHARJO, na Província de JAVA CENTRAL. Centenas de soldados, policiais e voluntários participavam das buscas, escavando a lama com pás e as próprias mãos. Muitas estradas estavam bloqueadas, impedindo o envio de equipamentos apropriados para o trabalho de resgate.
Um funcionário provincial disse que os deslizamentos de terra foram os piores em 25 anos na região. A tragédia ocorreu no terceiro aniversário do tsunami que matou pelo menos 230 mil pessoas em 12 países da ÁSIA e da ÁFRICA.

2 008       :      -       SEXTA-FEIRA
SE VOCÊ É DAQUELAS PESSOAS QUE PRESSENTE UMA ESPÉCIE DE PLANO MAIOR EM ANDAMENTO POR TRÁS DOS ACONTECIMENTOS, ENTÃO HOJE AVANÇARÁ UM POUCO MAIS EM DIREÇÃO DELE, ATRAVÉS DE COINCIDÊNCIAS E ENCONTROS MÁGICOS.

Depois do Natal, intercalando com o final de semana, surge esta data onde a vida é normal, ou quase normal. Prefiro ir verificar como estão se processando as obras na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fico surpreso com a facilidade de locomoção, bem diferente dos últimos dias. Num lotação, em apenas trinta minutos, já estou na ARMÊNIA. Os trens de metrô também circulam com poucos passageiros.
Os pedreiros não estão trabalhando no prédio do MMDC. No 2º andar foi retirado o forro de gesso e parece que tudo está preparado para a reforma do telhado. Chegaram mais materiais de construção e isso deixa a entrada do prédio totalmente impedida. Não existe mais o banheiro do primeiro andar, que deverá ser reconstruído. Durante os 12 anos que pertenço ao MMDC um velho móvel no corredor do primeiro andar causava um mau aspecto, cheio de papéis antigos, com balancetes da década de 1960. Hoje, esse móvel estava destroçado na caçamba de entulhos. Do dia 18 de dezembro até esta data aconteceu uma verdadeira revolução na Sociedade. Vai ficando irrreconhecível.
MÁRIO MARGARIDO telefona-me. Com vários oficiais que militam no MMDS transmite-me a idéia de lançar o plano de combate ao roubo de cargas em vários Estados, já com parte de patrocínio conseguido, em meados de janeiro. Como principal partida está a cidade de LIVRAMENTO, onde um tenente que já trabalhou conosco está atuante. COLOMBO agiria em SÃO PAULO, junto com CRISTIANO, RAFAEL e DANILO.
Esses oficiais aproveitam a oportunidade para fazer uma pequena comemoração pelo meu aniversário (que transcorrerá amanhã). Almoço com eles e ainda retorno ao MMDC. Encontro um antigo livro de ORÍGENES LESSA, de 1932, intitulado “NÃO HÁ DE SER NADA...” e, durante a viagem de retorno para GUARULHOS venho lendo. Trata-se de episódios dos VOLUNTÁRIOS DE PIRATININGA, às vezes até hilariantes, dos primeiros dias da Revolução Constitucionalista de 1932. 

Desde a contratação de RONALDO, o PARQUE SÃO JORGE vive uma nova era. Torcedores se aglomeram nos portões do CORINTHIANS, sócios enchem as dependências da FAZENDINHA, jornalistas e fotógrafos disputam todos os espaços para registrar a presença do FENÔMENO. Nunca uma reapresentação de elenco foi tão prestigiada como a do CORINTHIANS, que aconteceu nesta tarde. Logo na entrada do estacionamento uma multidão recepcionava o atacante. Alguns mais ousados subiram em uma árvore na tentativa de ver o craque. Dentro do clube, cerca de 50 fotógrafos e cinegrafistas esperavam o jogador em frente à sala de musculação. Bastou RONALDO atravessar o local em direção ao departamento médico para criar um alvoroço.
Para não decepcionar a torcida, a diretoria decidiu abrir os portões. No início, o público ficou apenas no setor nas numeradas. Depois utilizou o “jeitinho brasileiro”, desceu e conseguiu ver o jogador fazendo exercícios por meio das grandes janelas de vidro. Os seguranças tiveram trabalho dobrado e foram obrigados a colocar grades de segurança em frente às janelas para isolar os torcedores, criando uma espécie de zona mista para a imprensa.
Faixas de algumas torcidas organizadas também foram colocadas ao redor do campo. A GAVIÕES DA FIEL aproveitou para presentear MARIA SOFIA, filha de RONALDO, que nasceu na véspera de Natal. A maior organizada do CORINTHIANS confeccionou uma pequena camiseta com o nome da torcida, que seria dada de presente ao jogador. A nova herdeira do FENÔMENO também ganhou da patrocinadora do time um kit completo do CORINTHIANS. Além do vestidinho do TIMÃO, o kit tem chupeta, mamadeira, urso de pelúcia, sandálias e outros produtos para bebê. RONALDO só deverá voltar ao RIO para ficar junto da noiva e da filha na terça-feira, dia 30. Ele aproveita as festas de final de ano ao lado da família e retorna ao CORINTHIANS no dia 2 de janeiro.    

A equipe do Corpo de Bombeiros já percorreu 40 km na busca dos três meninos de 8,9 e 10 anos, que desapareceram na última terça-feira, dia 23, na VILA RÉ, na zona leste de SÃO PAULO. Eles foram vistos pela última vez no CÓRREGO TIQUATIRA e logo depois uma forte chuva atingiu a região. A família recebeu uma ligação indicando que os meninos foram vistos em ITAQUAQUECETUBA. Amigos e parentes foram até a cidade espalhar cartazes e buscar mais informações. Nos dois primeiros dias, o Corpo de Bombeiros concentrou as buscas no CÓRREGO TIQUATIRA, que cruza as Avenidas CALIM EID, DOM HÉLDER CÂMARA e GOVERNADOR CARVALHO PINTO, na zona leste. O trecho da operação foi de cerca de seis quilômetros. O grupo entrou também nas galerias do córrego, próximo à Avenida SÃO MIGUEL, e seguiu seu percurso até a altura da Avenida GABRIELA MISTRAL, na PENHA. Mas nada foi encontrado nesta área.

Exames feitos pelo IML de OSASCO, indicam que a menina POLIANA CRISTINA DE CASTRO, de 8 anos, foi violentada antes de morrer. No atestado de óbito entregue à família estão descritos dois ferimentos que indicam a violência sexual: ruptura do ânus e laceração uniforme da vagina. Foi apontado como causa da morte traumatismo crânio-encefálico provocado por “agente contundente”. O padrasto de POLIANA, o auxiliar JOEL MUNIZ DE OLIVEIRA, de 25 anos, confessou que matou a menina.

A Polícia Federal prendeu hoje o fazendeiro REGIVALDO PEREIRA GALVÃO, o TARADÃO, em sua casa em ALTAMIRA (PA). Ele é acusado de ser um dos mandantes da morte da missionária DOROTHY STANG, em fevereiro de 2005. Segundo o Ministério Público, GALVÃO, de 42 anos, tentou tomar posse de uma área de 3 mil hectares perto de ANAPU, a 300 km de BELÉM, com documentos falsos. A região, que foi grilada por ele na década de 1990, é a mesma onde DOROTHY foi baleada. O fazendeiro esteve preso pela morte da missionária por um ano, mas foi solto pelo Supremo Tribunal Federal em 2006. Ele nega participação no assassinato e não ofereceu resistência à prisão.

O número de mortos no ataque de um homem vestido de Papai Noel – que invadiu a festa de Natal da casa de sua ex-mulher, na cidade de COVINA, a cerca de 30 km de LOS ANGELES – subiu de cinco para nove, informaram hoje as autoridades. Quatro vítimas haviam sido dadas como desaparecidas pela polícia, mas os corpos foram encontrados dentro da casa. Uma bomba foi detonada após o crime no carro alugado por PARDO, sem deixar feridos. Não há detalhes sobre a explosão e nem confirmação das vítimas do atirador. Os corpos estão muito queimados e terão de ser reconhecidos pela arcada dentária.      

Seis policiais e sete presos suspeitos de envolvimento com a AL-QAEDA da MESOPOTÂMIA foram mortos hoje num feroz tiroteio durante uma audaciosa tentativa de fuga de uma delegacia no oeste do IRAQUE. Três dos militantes, incluindo um homem que a polícia descreveu como o líder local da AL-QAEDA, escaparam e continuam foragidos. A AL-QAEDA DA MESOPOTÂMIA é um grupo extremista sunita de origem local que, segundo agências americanas de inteligência, é controlado do exterior.
A tentativa de fuga começou de madrugada depois que um policial da delegacia escoltou um detido de uma sala de interrogatório até a sua cela, declaro o MAJOR GENERAL TAREQ AL-YOUSSEF, chefe de polícia da Província de ANBAR.
Partidários do clérigo xiita MUGTADA AL-SADR participaram hoje de uma manifestação contra os ESTADOS UNIDOS em CIDADE SADR, em BAGDÁ. Durante o protesto, bandeiras americanas foram queimadas pelos manifestantes.

2 009      :          -       SÁBADO
Muita tranqüilidade neste sábado. Posso organizar minha papelada e as minhas memórias digitalizadas. No computador recebo algumas mensagens:.
Queridíssimo coronel Ventura,
 Vi as fotos no sítio do TJ e adorei ! A revitalização decerto foi umas maiores vitórias que a Sociedade teve nos seus 55 anos de existência. Confesso que fui à sede no grande dia, mas já passava das 16h40min e a mocinha do cerimonial do TJ disse-me que o evento estava quase acabando. Isso não teria sido impeditivo de eu subir até o 2o. andar para cumprimentá-los se não fosse a presença do dr. Giannoccaro no hall de entrada conversando com o sacerdote. Infelizmente, quando ele sempre me vê, ao menos nas últimas ocasiões, indaga-me a razão de eu não ter ido mais às reuniões da Comissão, levando-me constrangidamente a tergiversar para não dizer-lhe, com educação ,é claro, o verdadeiro motivo que me fez mergulhar numa total incredulidade quanto à ACSP e a sinceridade(?) dele no apoio de certas causas e ideias. Por 2 vezes tentei ingressar na sede, mas a presença dele desestimulou-me a fazê-lo. Era uma ocasião muito especial para que eu ficasse aborrecido, aborrecimento este que decorre da minha atual falta de paciência em lidar com a hipocrisia alheia, ainda que esta se manifeste de maneira sutil...
Por tudo isso, logo fui pesquisar na rede sobre o evento para descobrir as históricas fotos e o poema do nosso bardo de São Paulo feito especialmente para o evento (o Poeta, alíás, indagou-me, por telefone, uma semana depois, a respeito de minha ausência e não soube eu como justificar-me...).

Mas o que vale, prezado coronel Ventura, é que a Sociedade, com a revitalização de sua sede, está respirando a plenos pulmões , absolutamente apta a continuar a cumprir seus objetivos institucionais e esse é o único fato que importa , e não a situação espiritualmente amesquinhada que lhe narrei sobre minha velada intolerância diante da  reiterada falta de cumprimento da palavra empenhada de certas pessoas (arriscaria eu até a dizer que nem a promessa que ele me disse, ao pé de ouvido, na Casa das Rosas, em julho de 2007, sobre um apoio logístico da ACSP à Sociedade foi cumprida...).
Uma vez mais, coronel Ventura, parabéns profundos e sinceros por tudo !
Continências espirituais,
D'Amico
2009/12/25 Mario Ventura celmario@gmail.com
CARÍSSIMO JOSÉ
Agradeço suas palavras, porque as sei que são sinceras.
O MMDC está fechado até o dia 20 de janeiro por causa das férias da nossa eficiente secretária. Não há jeito de colocar outra pessoa em seu lugar por falta de verba. Você viu o site do TJ? Ainda repercute positivamente a revitalização da Sociedade.
2009/12/25 José D'Amico
Queridíssimo coronel Ventura,
Gostaria de expressar, ainda oportunamente, meus sinceros votos de muita paz, saúde e prosperidade para este Natal, para 2010 e para os próximos cem anos, ao lado de dona Lucinda e todos seus entes muito queridos, votos que elevo à décima potência por conta da proximidade da colheita de mais uma preciosa flor no florido jardim de sua inestimável vida !
Continências espiritualmente constitucionalistas,
Recruta D'Amico
Esta é uma mensagem que não gostaria de ter recebido:
Prezados Cel. Ventura e Cel. Mendes,
Ontem à noite meu pai (Cap. Gino) passou mal tendo apresentado depois uma melhora relativa.
Hoje pela manhã foi levado ao Hosp. São Paulo e submetido a um exame de Eletroencefalografia. Detectaram inicialmente angina e extra-sístoles.
Concluiram que era melhor internar. Não sabemos neste momento em qual hospital ficará. Se for possível, será no Dante Pazzanese.
Solicito formalmente, em nome da família Struffaldi, cancelarem todos os compromissos dele para o mês de Janeiro, até que tenhamos maiores detalhes de seu estado.
Logo que recebo esse recado do ALDO resolvo telefonar para ele. Diz que o seu pai passou mal depois da passagem de 24 para 25, quando esteve na casa de sua filha, durante a ceia de Natal. Agora será levado para o Hospital DANTE PAZZANESE, a fim de ser feita uma avaliação mais detalhada do que realmente lhe aconteceu. O GINO está consciente, aparentemente tranqüilo.
Mas quem não fica tranqüilo sou eu. Peço ao ALDO que me deixe informado de tudo que está acontecendo.
Tento transmitir ao MENDES essa situação, mas o seu celular recebe apenas a mensagem.
Mais tarde o MENDES retorna para dizer que entrou em contato com dona DINORAH e ela confirmou a internação do GINO na UTI do DANTE PAZZANESE. Está proibida a entrada das pessoas e dona DINORAH apenas vai poder conversar com o médico sobre a situação atual do marido amanhã à tarde.

Em casa, MARLENE o nascimento de mais três gatinhos. Com os cinco que nasceram na semana passada e mais os doze que ela já tinha a conta felina sobe para vinte. É algo de espantar. Não sei como ela dá conta de tantos “filhos adotivos”.

Recebo a seguinte mensagem do CORONEL PM Res ODILSON MEDEIROS:
Tenho recebido e pretendo continuar recebendo suas anotações, pois o senhor é um companheiro atuante como poucos e continua fazendo sua parte para construir a nossa história.
Sugiro que o senhor mude o nome para "apontamentos ou anotações do ventura", já que realmente é isso o que o senhor faz e o nome "memórias do ventura" dá a impressão que trata-se de anotações exclusivas do passado e específicas da sua pessoa, o que não é verdade, enfim, peço que não deixe de constar o meu nome na sua lista de contatos.
Muito obrigado.
Que o senhor nosso Deus conserve o senhor com toda essa energia que lhe é peculiar!!
Odilson Medeiros
Ten Cel Res PM - Asp 79 -= C=Valinhos-SP

Pancadas de chuva alagaram ruas da capital hoje à tarde, fazendo com que carros ficassem presos em pontos de enchente. As áreas mais atingidas foram as regiões Norte e Oeste, além da Sul, que teve ruas totalmente tomadas pelas águas. No entanto, não foi declarado estado de atenção em nenhum ponto da cidade.

Quem decidiu esperar até depois do Natal para viajar para a praia teve de enfrentar o trânsito na maior parte do percurso. A viagem para a BAIXADA SANTISTA levava mais de quatro horas e tinha mais de 40 km de lentidão. Um acidente na ANCHIETA deixou a tráfego complicado. No final da tarde, outro na Rodovia dos Imigrantes deixou a subida da serra mais lenta. Nas estradas que levam até o interior não havia problemas.

Parecia horário de pico, mas era madrugada. Entre zero hora e 0:30 h de hoje, o trânsito continuava carregado na Avenida PAULISTA. Alguns motoristas passavam por lá para ver os enfeites natalinos que tomavam a frente dos bancos e de outros prédios comerciais. Centenas de pessoas também transitavam pelas calçadas, muitas delas tirando fotografias das decorações com celulares ou máquinas digitais. A multidão atraiu ainda vendedores de pipoca, milho e yakissoba, entre outros ambulantes.

O radialista MUÍBO CÉSAR CURY morreu hoje de manhã, aos 80 anos, na capital, devido a problemas cardíacos. Ele trabalhava na Rádio Bandeirantes, que dedicará amanhã, às 5 horas, uma edição especial em sua homenagem. O enterro será às 11 horas no Cemitério da LAPA.

Um pai assassinou o próprio filho com golpes de facão na Rua JURACI ARTACHO, no JARDIM PIRATININGA, região de CANGAÍBA, zona leste, durante a madrugada. LUAN DOS SANTOS MIRANDA, de 21 anos, ainda foi levado por uma viatura da Polícia Militar até o Hospital do TATUAPÉ, mas não resistiu aos ferimentos. O pedreiro JOSÉ JESUS MIRANDA se entregou para a policia e confessou o crime, alegando legítima defesa. De acordo com JESUS, o filho costumava ficar agressivo quando bebia e se drogava.
Uma equipe da 3ª Companhia do 51º Batalhão de Polícia Militar foi acionada por volta da zero hora para socorrer uma vítima esfaqueada. Os primeiros policiais que chegaram ao local encontraram LUAN caído na calçada perto da casa. Ao redor dele havia mais de 20 pessoas, que estavam agitadas, querendo invadir a residência para linchar o pai do rapaz.
Quando entraram na residência, os policiais encontraram o pedreiro escondido nos fundos do imóvel. Ele admitiu o crime e entregou aos policiais militares o facão que usou para matar o filho.

O corpo de GILSON BATATA, baixista do grupo CALCINHA PRETA, foi enterrado hoje no Cemitério COLINA DA SAUDADE, em ARACAJU (SE). O sepultamento foi acompanhado por centenas de fãs, amigos, familiares e músicos da região. Durante a cerimônia, foi executada a música “COBERTOR”, do CALCINHA PRETA. GILSON teve um infarto na sexta-feira (ontem) em CAICÓ (SE).

A polícia e tropas do SURINAME controlaram no dia de NATAL um ataque a brasileiros em ALBINA, cidade do norte do país, na fronteira com a GUIANA FRANCESA, a 130 km da capital, PANAMARIBO. A região atrai grande quantidade de garimpeiros brasileiros. O embaixador do Brasil, JOSÉ LUIZ MACHADO E COSTA, afirmou que houve um “ataque brutal aos brasileiros” e que os atacantes estupraram mulheres e atacaram o grupo de brasileiros com facões.
De acordo com informações da embaixada brasileira, 14 brasileiros foram feridos, dos quais sete estão em estado grave, entre eles estava uma grávida, que sobreviveu, mas perdeu o bebê. O governo local contabiliza 13 feridos. Mas de acordo com informações do site G1, ao menos 24 brasileiros foram feridos. Já segundo relatos de brasileiros, pelo menos 17 compatriotas teriam sido mortos nos ataques.
O ministro da Justiça e da Polícia do SURINAME, CHANDRIKAPERSAD SANTOKHI, disse que o tumulto foi provocado pela morte, na quinta-feira, de um morador esfaqueado por um brasileiro que estava preso. A briga entre os dois começou por volta das 22:30 horas. E os ataques se estenderam até às 4 horas de ontem. Entre 100 e 500 pessoas saquearam e queimaram um shopping center e outras lojas. Também tomaram o cofre de um vendedor de ouro e atacaram brasileiros e chineses.

A plataforma de governo da ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, candidata do PT à Presidência, será embalada pelo mote de “novo desenvolvimentismo”. O modelo defendido pelos petistas para escapar do rótulo de mera continuidade do governo LULA mescla incentivos ao investimento público e privado com distribuição de renda. Os eixos do projeto em debate no PT são ciência, tecnologia e inovação, pré-sal, ambiente e matriz energética, educação, reconstrução do sistema de saúde, programas de moradia, transporte de massas e saneamento. O PAC será tratado como “estratégia de desenvolvimento”. No duelo com o PSDB, o Planalto pretende derrubar a pecha de gastador: DILMA dirá que o que mais aumentou na era LULA foi a despesa com benefícios sociais. Embora o programa de DILMA ainda esteja em discussão, o PT e o Planalto já têm um diagnóstico: a nova concepção de desenvolvimento exige planejamento econômico de longo prazo e Estado forte.

Um dia depois de um passageiro nigeriano ter provocado pânico ao tentar detonar um explosivo dentro de um AIRBUS A-330 da Companhia NORTHWEST AIRLINES, operado pela DELTA, quando aterrissava em DETROIT – numa ação considerada terrorista pela CASA BRANCA – o governo dos EUA e de vários países reforçaram a segurança nos aeroportos, causando filas e transtornos. O suspeito, UMAR FAROUK ABDULMUTALLAB, de 23 anos, foi dominado por passageiros do vôo, que vinha de AMSTERDÃ, e detido.
À tarde, o governo dos EUA indiciou o nigeriano por dois crimes federais: uso de explosivos e tentativa de destruir aeronave. Análise do FBI identificou o uso de PETN, conhecido como pentaeritritol, de alto teor explosivo. A decisão de reforçar a segurança nos aeroportos nacionais e internacionais foi anunciada pela secretária de Segurança Interna, JANET NAPOLITANO, e incluem novas normas de vôo e revistas extras de bagagens. Países da EUROPA também adotaram medidas. Os procedimentos provocaram filas no embarque dos passageiros que viajam para as festas de fim de ano.     

2 010      :       -        DOMINGO
Finalmente consigo encontrar o momento da certeza quanto à digitalização de minhas memórias. Tinha muita coisa atrasada e, aos poucos, nesses dias, fui colocando em dia. Há uma certa tranqüilidade nas pessoas que, por causa do Natal, se mostraram atarantadas. MARLENE já está saindo, apesar de cuidados que deve ter com o problema do tornozelo operado. Ela vai à casa de uma colega que está aniversariando. Apenas a LUCINDA demonstra cansaço: ela faz tudo em casa e ainda tem saído para fazer compras (seus “auxiliares” estão fora de combate: dona ANGELA, nossa vizinha, está em MINAS GERAIS; o MARCELO, viciado em bebida, encontra-se internado numa clínica especializada e a NORMA tem problemas com seus parentes). O resultado é que à tardinha ela já está vencida pelas asperezas do trabalho diário.
Entre as mensagens que leio neste domingo, vindas pela Internet, coloco em minhas memórias a reposta do CORONEL PM CORRÊA DE CARVALHO ao CMT. GERAL, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO:
Caríssimo Comandante e Amigo,
É uma honra receber a sua mensagem, com este extenso rol de missões cumpridas e resgates de dignidade alcançados, exatamente no Dia de Natal! É o único período do ano em que posso conviver efetivamente com minha família por alguns dias, fazendo-o, há alguns anos, na Colônia de Serra Negra, onde raramente posso acessar a internet. Agradeço-lhe por todas essas conquistas e, pessoalmente, sinto-me envaidecido por ter merecido a sua atenção em várias oportunidades, demonstrando claramente o espírito cristão e cavalheiresco que um grande chefe deve ter, sem temer nunca descer ao nível do mais humilde dos seus comandados, mas, com a consciência de que faz o mais humilde elevar-se ao mais alto nível. Agora só nos falta a notícia da sua confirmação, que estamos ansiosamente esperando, pois a primeira etapa já foi vencida, que era manter o nosso Secretário. Como tenho convicção de que "DEUS AJUDA A QUEM TRABALHA", estou seguro de que teremos em breve esse inédito presente de Natal. Tenho rezado por isso, mas, amanhã às 10 horas estarei com minha filha na Igreja Matriz local, reiterando meu agradecimento ao Criador pelo seu comando, que tanto nos engrandece, e, se for de Sua vontade, que o confirme.
Fraternal abraço!
Corrêa de Carvalho PS: Um dia antes do concerto sinfônico do Corpo Musical pelos 179 anos da PM, minha segunda filha (que fez parte por 15 dias da primeira turma de CFO feminino) foi examinada por uma banca da Escola de Artes da USP, às 14 horas, com um resultado fantástico que nos fez comentar entre nós: "Foi um dia de glória!". Saimos de lá e fomos tomar um chá no West Plaza. Como eu havia recebido um convite do marido (membro do Panathlon Club São Paulo) da Ten Cel PM Rosa Suzuki para o concerto destinado à Escola Sup de Formação de Soldados, estendi o convite a minha filha e lá fomos nós. Eu era, aparentemente, o único "de fora" da Escola, e foi-nos dado lugar de destaque. Havia muito tempo que eu não assistia a uma apresentação do C Mus e só tinha na lembrança aqueles concertos do Teatro Municipal, sempre sóbrios, praticamente só de clássicos. Ficamos encantados com o "show" maravilhoso que pudemos ver, entremeado e enriquecido com tantos excelentes convidados, aquelas crianças e especialmente a interação dos músicos com os integrantes daquele "Tributo a Michael Jackson". Mas, o ponto alto da "coincidência" ("a mão de Deus nas coisas", segundo a saudosa Diva Pinatti) foi aquele Cabo cantando "AUTOR DA MINHA FÉ", com a reiterada afirmação "GLÓRIA AO CRIADOR, AUTOR DA MINHA FÉ", para fechar o canto. Isso ressoava nos nossos ouvidos enquanto olhávamos um para o outro dizendo: "foi mesmo um dia de completa GLÓRIA"!
Além de consolidar a recuperação do Corpo Musical e da EEF (iniciada pelo Diniz) o Amigo passa para a história como o Comandante Geral do Centenário da EEF a qual, em 2006, estava com o seu necrológio publica e grosseiramente declarado. Esse lamentável antecedente apenas valoriza o grande período de construção do seu comando, que jamais será esquecido por quem ama verdadeiramente a Corporação.

As altas temperaturas e a passagem de uma frente fria provocaram uma forte chuva nesta tarde. Foi declarado estado de atenção nas zonas norte, oeste e centro. Quando é declarado estado de atenção significa que a chuva tem potencial suficiente para provocar alagamentos em toda a cidade. Durante o temporal, sete árvores caíram e causaram interdições de ruas. Pelo menos oito pontos de alagamentos foram registrados. O Rodovia RÉGIS BITTENCOURT ficou quatro hora interditada no  sentido SÃO PAULO, devido a um alagamento na altura do km 286. Como reflexo, a lentidão chegou a 13 km.

O corpo de um menino de cerca de 10 anos foi encontrado por volta das 13 horas no Rio TIETÊ, na altura do km 12,5 da MARGINAL TIETÊ, em SANTANA. Uma denúncia anônima levou o Corpo de Bombeiros ao local. O garoto vestia uma camiseta listrada de manga longa e bermuda verde. Segundo a polícia, as informações serão fornecidas à Delegacia de Pessoas Desaparecidas para o cruzamento de dados de casos de desaparecimentos.

Uma jovem de 23 anos é acusada de tentar envenenar a avó com um bolo recheado com veneno usado para matar ratos, em FRANCA. Segundo a polícia, a neta comprou o bolo em uma padaria e teria colocado o veneno. A avó, de 74 anos, desconfiou da atitude da neta, e chamou a polícia. As duas brigam pela casa onde moram.

O ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, visitou nesta tarde o vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, no Hospital SÍRIO-LIBANÊS – onde está internado desde a quarta-feira, dia 22. Na conversa dos dois, que durou cerca de 40 minutos, falou-se de economia e o vice-presidente voltou a reclamar das altas taxas de juros cobradas no País. “Eu o ouvi falar de questões importantes, com toda a lucidez e disposição que o moveu por todos esses anos”, afirmou MANTEGA, à saída. Por conta disso, disse acreditar que ALENCAR participará da cerimônia de posse da presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, no dia 1º de janeiro. MANTEGA destacou o papel de ALENCAR no governo LULA, ressaltando que, ao longo dos últimos oito anos, ele exerceu a função de vice de maneira ativa e participante e, por isso, queria concluir a sua missão comparecendo à posse de DILMA. “O ALENCAR ajudou na eleição do LULA. Por ser um empresário, deu a confiança que talvez o LULA não tivesse naquele momento”, ponderou o ministro da Fazenda. MANTEGA se mostrou agradecido pelo elogio de ALENCAR sobre a escolha de seu nome para seguir à frente do Ministério no governo DILMA. Pouco antes da chegada do ministro ao hospital não havia ocorrido nenhuma alteração no quadro clínico do vice entre o sábado e o domingo. O estado de saúde permanecia estável.

A poucos dias do fim do mandato do presidente LULA, o governo concluiu o estudo sobre os problemas encontrados na faixa de fronteira do País. Em 140 páginas, o trabalho constata a conhecida vulnerabilidade das extensas áreas (15,7 mil quilômetros) ao contrabando e ao tráfico e exibe a carência de políticas públicas específicas para essas localidades. O trabalho propõe 34 medidas para tentar reagir aos problemas encontrados. As propostas incluem desde os óbvios pedidos de reforço de efetivo policial e de capacitação de agentes, fiscais e outros profissionais para atuar em ações específicas até a criação de gratificações especiais para incentivar profissionais a se interessarem pelo trabalho nessas regiões. Foi considerado prioritário o aumento de infraestrutura de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo na faixa de fronteira, especialmente nas isoladas áreas da região Norte do Brasil. 

Supersalários, licitações fraudulentas, propina, peculato, formação de cartéis e servidores fantasmas marcaram a gestão BRAZ PASCHOALIN – prefeito de JANDIRA executado a tiros de grosso calibre no dia 10 de dezembro – segundo relato do vereador REGINALDO CAMILO DOS SANTOS, o ZEZINHO DO PT. Na última quinta-feira, dia 23, o parlamentar entregou ao Ministério Público cópia de 278 contratos que podem comprovar desmandos administrativos. A promotoria suspeita que a execução de PASCHOALIN foi decretada por uma organização envolvida em contratos ilícitos para obras, locação de imóveis e fornecimento de produtos e serviços. A polícia prendeu sete envolvidos e acredita estar muito próxima de esclarecer o caso.

Faleceu o ator DARY HUGO DOS REIS, no RIO DE JANEIRO, aos 84 anos. Um dos personagens mais marcantes que o ator DARY REIS interpretou em sua carreira artística foi um dos vilões da série “FALCÃO NEGRO”, exibida na extinta TV TUPI entre 1954 e 1963. O programa, transmitido ao vivo, era marcado por uma série de improvisos. Houve até caso em que parte do cenário caiu em uma cena de briga e os atores ficaram um minuto parados esperando o intervalo comercial. Natural de SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL, nasceu em 12 de fevereiro de 1926. Ainda jovem, mudou-se para SÃO LEOPOLDO, onde prestou o serviço militar na BASE AÉREA de CANOAS. Em 1945, transferiu-se para o RIO DE JANEIRO, na época ainda capital do país. Com o intuito de construir uma carreira artística sólida, DARY conseguiu pequenos trabalhos como ator até ser chamado para interpretar um dos vilões da série “FALCÃO NEGRO”. A partir dali, despontou artisticamente. DARY estrelou mais de duas dezenas de filmes, diversas novelas, mini-séries e programas humorísticos, a maior parte deles para a REDE GLOBO. No cinema, atuou junto com RENATO ARAGÃO, o DIDI dos TRAPALHÕES, em “OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA”, “O TRAPALHÃO E A ARCA DE NOÉ” e “OS TRAPALHÕES É O MÁGICO DE OROZ”, além de outros filmes de que participou entre 1948 e 1984. Na TV, outro personagem marcante foi o CONSELHEIRO FEIJÓ, na novela “ESCRAVA ISAURA” (1976). Seu último trabalho em novelas foi em “BANG GANG” (2005). Também atuou diversas vezes nos humorísticos “OS TRAPALHÕES” e “CHICO ANYSIO SHOW.   

A Arquidiocese de SALVADOR confirmou a data para a realização da cerimônia de beatificação de IRMÃ DULCE. A missa que tornará oficialmente a freira beata será celebrada em 22 de maio, dia do aniversário de nascimento de IRMÃ DULCE e data dedicada à SANTA RITA DE CÁSSIA, que deu nome à baiana. O local escolhido é o PARQUE DA EXPOSIÇÃO, em SALVADOR. Para coordenar o evento, o cardeal arcebispo de SALVADOR e primaz do BRASIL, dom GERALDO MAJELLA AGNELLO, designou o padre MANOEL FILHO. O padre também esteve à frente do evento que beatificou IRMÃ LINDALVA, em 2007. A expectativa da superintendente das Obras Sociais IRMÃ DULCE, MARIA RITA PONTES, é de que cerca de 50 mil pessoas assistam à cerimônia. O decreto que formalizou a condição de beata de IRMÃ DULCE foi assinado pelo PAPA BENTO XVI em 10 de dezembro. A religiosa se tornará a primeira beata baiana, ficando a um passo da canonização, quando um beato passa a ser considerado santo. Para isso, será necessária a comprovação de mais dois milagres.

A cantora e compositora de R & B TEENA MARIE, conhecida pelo hit dos anos 1980 LOVERGIRL e OOO LA LA LA morreu aos 54 anos, em sua casa, em LOS ANGELES. A causa da morte não foi divulgada. Pelo TWITTER, a amiga e percussionista de MARIE, SHEILA E., disse que a artista tinha um histórico de convulsões. TEENA MARIE, nome artístico de MARY BROCKERT, foi uma das únicas cantoras brancas a fazer sucesso nas paradas norte-americanas de black musice. Apadrinhada pelo cantor de funk RICK JAMES, ela entrou para a gravadora MOTOWN em 1975 e lançou seu primeiro álbum quatro anos depois. O disco, composto em grande parte por JAMES, fez muitos fãs pensarem que a intérprete era negra, já que não havia uma foto dela nem na capa nem no encarte. O dueto com JAMES em I´M A SUCKER FOR YOU chegou à oitava posição da BILLBOARD. MARIE chegou a lançar 13 álbuns. Seu último trabalho foi CONGA SQUARE, de 2009, um tributo a suas influência no jazz como SARAH VAUGHAN e BILLIE HOLIDAY. Depois de uma década sem discos, a carreira de MARIE voltou a ganhar força em 2004, quando a cantora lançou LA DONA, ficando na sexta posição na BILLBOARD 200. Ela deixou apenas uma filha. 

2 011       :        -       SEGUNDA-FEIRA
A temperatura sofre uma variação nesta segunda-feira, afastando o calor dos últimos dias. Passo a manhã na biblioteca e faço a viagem para São Paulo de maneira tranqüila. O movimento nas estradas não é grande e a cidade está vazia. Por telefone converso com a CAMILA. O MARKUS já ligara pela manhã avisando que a diretora da Comunicação Social quer falar comigo. Há idéia de se projetar no Monumento Mausoléu imagens da Revolução de 32 nos últimos dias de 2011, anunciando os 80 Anos desse Movimento Constitucionalista.
OLIVEIRA convida-me para o almoço no MMDS. CRISTIANO e COLOMBO estão presentes. Conversamos sobre o Natal. Cada um conta como passou a data magna do cristianismo. Todos em família. Por volta das 15 horas chegam: LUIZ ANTÔNIO FERREIRA, JÚLIO DARVAS, SABINA VASCONCELOS COSTA e TENENTE PM CAETANO. LUIZ ANTÔNIO é filho do veterano ANTÔNIO FERREIRA, falecido em 24 de junho de 2005 (nasceu em 1º de março de 1914). Quer ele imortalizar os restos mortais do pai no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA, em 9 de Julho de 2012. Após atendê-lo é que vou iniciar a segunda reunião do COMITÊ OPERACIONAL, com o senhor JÚLIO, TENENTE CAETANO e SABINA (coordenadora). Eles estudam comigo o marketing que será feito em torno da fundação do CLUBE DE VALORIZAÇÃO DOS VETERANOS VENCEDORES, que será instalado no BIXIGA. Os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32 servem de apoio para esse modelo. Falamos sobre o almoço que deveremos ter na Fundação CÁSPER LÍBERO no último dia do ano e depois, já em 2012, com o evento da PRAÇA DA SÉ, marcado para o dia 22 de janeiro. Já no início do ano o senhor JÚLIO pretende apresentar o plano definitivo de suas idéias. Essa reunião vai terminar somente às 17 horas.   

A interrupção do trecho entre a BARRA FUNDA e a Estação da LUZ da Linha 7 – RUBI, da CPTM ameaça provocar superlotação nas linhas AMARELA e VERMELHA do Metrô a partir da semana que vem, quando o fluxo de passageiros volta ao normal após as festas de fim de ano. A ferrovia está interditada desde quinta-feira, dia 22, por causa de um incêndio num prédio e numa favela ao lado dos trilhos. Para fazer o trajeto, os passageiros devem pegar a linha AMARELA do metrô até a Estação REPÚBLICA e fazer a baldeação para a BARRA FUNDA pela LINHA VERMELHA (ou vice-versa). A CPTM já fez os reparos na ferrovia e aguarda a Prefeitura liberar a área para reabrir o trecho, mas não há data para isso ocorrer.

A uma semana de sua posse como presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO, a maior corte do País, o desembargador IVAN RICARDO GARÍSIO SARTORI comparou as práticas investigativas do Conselho Nacional de Justiça às da ditadura. “Se não vamos respeitar a lei, então não precisa mais de Legislativo”, adverte. “Portanto, nem processo precisa mais. Vai lá, avoca tudo, não tem defesa. Não é assim. O CNJ tem que observar o devido processo legal. Se o Legislativo criou um procedimento, se existe uma Constituição, vamos respeitá-la. Sem que se sigam esses procedimentos vai se tratar, sim, de uma ditadura. Vai se voltar aos tempos da ditadura”. IVAN SARTORI, 54 anos, é uma voz poderosa a atacar a devassa do CNJ contra juízes e servidores de todo o País. As investigações do órgão de fiscalização do Judiciário sobre irregularidades nos Estados foram bloqueadas pelo Supremo Tribunal Federal. 

Apesar de ser a mais pobre das sete cidades do Oeste da GRANDE SÃO PAULO, JANDIRA, com 110 mil habitantes, tem a política mais violenta da região. Hoje de madrugada, a prefeita ANABEL SABATINE foi parar na delegacia de polícia. O namorado dela, o ex-soldado FRANCIS DANTAS, nomeado pela prefeita secretário municipal de Planejamento e Habitação, atirou oito vezes, com uma arma semiautomática, contra o carro dela. ANABEL mora em casa luxuosa de condomínio de alto padrão em ALPHAVILLE, numa cidade vizinha a JANDIRA. O automóvel dela, um FORD FUSION, blindado, estava na garagem da casa. DANTAS efetuou os disparos à 1:15 hora. Depois, ele explicou na polícia que achou ter visto um vulto dentro do carro. A versão da prefeita, que chamou a segurança do condomínio após os disparos, é considerada mais plausível pela polícia. Segundo ANABEL, o namorado teve um ataque de ciúmes, conforme o relato feito ao delegado MÁRIO FRANCO, de SANTANA DO PARNAÍBA. ANABEL era vice-prefeita e assumiu o cargo após o assassinato do prefeito BRAZ PASCHOALIN, há pouco mais de um ano. Ele levou 13 tiros de submetralhadora e fuzil. Há suspeitas de que por trás da política violenta de JANDIRA existam disputas por propinas, corrupção e desvio de dinheiro público. O então secretário de Habitação de PASCHOALIN, WANDERLEY DE AQUINO, foi acusado de ser o mandante do crime. A vice-prefeita que virou prefeita também foi investigada pela morte de PASCHOALIN. Não há provas de envolvimento de ANABEL, mas a prefeita chegou a ser afastada do cargo em setembro, acusada de irregularidades administrativas.. Em JANDIRA, ninguém pode comentar o assunto hoje. A Prefeitura está fechada desde o dia 22. As portas só se abrem após o fim das férias, no dia 4 de janeiro.   

A família de DILEONE LACERDA DE AQUINO, morto em abril por policiais militares num cemitério em FERRAZ DE VASCONCELOS, aceitou receber do Estado indenização de 100 mil reais, pensão mensal de um terço de salário mínimo e reembolso dos gastos com o sepultamento. O pedido foi feito pela defensora pública DANIELA SKROMOV, responsável pelo caso. Ela entrou com pedido extrajudicial na Procuradoria do Estado para que o assunto fosse resolvido rapidamente. Se seguisse os caminhos normais da Justiça, a decisão final poderia demorar mais de dez anos. O processo disciplinar também foi concluído e os dois policiais acusados do homicídio foram expulsos, segundo a assessoria de imprensa da PM.

Após dois dias e meio de silêncio, o jogador ADRIANO, do CORINTHIANS, veio a público para negar que tenha baleado ADRIENE CIRYLO PINTO, de 20 anos, na madrugada do dia 24, à saída de uma boate na zona oeste do RIO. A moça levou um tiro na mão esquerda quando estava dentro da BMW do atacante. No momento do disparo, que teria sido acidental, havia seis pessoas no carro: a vítima, ADRIANO, outras três mulheres e o tenente da reserva da PM JÚLIO CÉSAR BARROS DE OLIVEIRA. “Quando acontecem as coisas com ADRIANO, aumentam muito. Quero olhar nos olhos dela e perguntar se eu fui o autor do disparo”, disse o jogador, durante entrevista nesta noite, pouco depois de chegar à 16ª Delegacia de Polícia, na BARRA DA TIJUCA, para prestar depoimento. ADRIANO parecia constrangido com o mal-estar e disse acreditar que o fato não vai afetar sua permanência no CORINTHIANS. “Eu garanto que vou continuar”. Ao ser indagado sobre a irritação de dirigentes do clube com a repercussão do escândalo, tentou demonstrar serenidade. “Até agora estou muito tranqüilo.”

Apaixonada por música e pela carreira diplomática, MILENA OLIVEIRA DE MEDEIROS se tornou diplomata em 2009, por meio de concurso público, depois de se formar em Direito e fazer especialização em Direito Constitucional pela Universidade Federal do ACRE, Estado onde nasceu. Em uma de suas viagens, no mês passado, ela contraiu malária em MALABO, na GUINÉ EQUATORIAL e morreu nesta segunda-feira, após cerca de um mês internada em BRASÍLIA. O Ministério das Relações Exteriores lamentou sua morte e destacou sua postura profissional, que “exerceu suas funções com grande dedicação e sentido de dever”.  

BASTINHO, como JOSÉ SEBASTIÃO BASTOS era conhecido, teve participação ativa em organizações esportivas. Ele foi presidente da Federação Alagoana de Futebol e vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para o NORDESTE. Junto com uma comissão, BASTINHO escolheu o lugar onde está sediado o Estádio REI PELÉ. Foi jornalista, vereador em MACEIÓ e trabalhou como advogado. Apesar do acesso e participação nos altos escalões do futebol brasileiro, BASTINHO sempre foi conhecido pela sua humildade. BASTOS ganhou seis Bolas de Ouro e o Troféu SÉRGIO PONTES. Morreu nesta segunda-feira, em RECIFE, aos 89 anos, vítima de pneumonia. Nasceu em 1922.

O BRASIL ultrapassou o REINO UNIDO e agora é a 6ª maior economia do planeta. É o que aponta estudo do Centro de Pesquisas para Economia e Negócios, cujo resultado mostra países asiáticos em franca expansão e os europeus, em declínio. Os ESTADOS UNIDOS estão no topo da lista e são seguidos, respectivamente, por CHINA, JAPÃO, ALEMANHA e FRANÇA. Com uma população três vezes maior do que a britânica, o BRASIL tem 200 milhões de habitantes e seu Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 foi de 7,5%, mas que deve cair para 3,5% este ano depois de uma queda de rendimento causado pela crise financeira global. Mas embora o BRASIL hoje venda mais do que compre da CHINA, a indústria brasileira tem se queixado que a invasão de produtos chineses tem afetado seus lucros. O ranking do CEBR aponta que RÚSSIA subiu uma posição ante o último resultado, saltou para 9ª colocação em 2011. Segundo previsão do instituto de pesquisas, a economia russa será a quarta maior do mundo até o ano de 2020. A previsão para a ÍNDIA – hoje na 10ª colocação – é que o país asiático alcançará o quinto lugar em 2020.

O novo líder da COREIA DO NORTE, KIM JONG-UN, recebeu hoje uma delegação sul-coreana para o funeral de seu pai, KIM JONG-IL. O grupo, liderado pela ex-primeira dama LEE HEE-HO, viúva do ex-presidente sul-coreano KIM DAE-JUNG (que morreu em 2009), e pela presidente do grupo HYUNDAI, HYUN JEONG-EUN, recebeu autorização de SEUL para prestar condolências ao regime de PYONGYANG. A delegação sul-coreana era composta por 18 pessoas e o encontro, confirmado pelo Ministério da Unificação da COREIA DO SUL, foi o primeiro do sucessor de KIM com representantes do país vizinho. Segundo a agência estatal norte-coreana KC-NA, as duas representantes sul-coreanas depositam coroas de flores no caixão de KIM JONG-IL.  

Os relatos de massacres de opositores na SÍRIA continuaram hoje, enquanto uma primeira equipe da LIGA ÁRABE iniciava missão no país. Grupos de opositores do regime de BASHAR ASSAD dizem que forças do ditador mataram hoje 33 civis – 26 deles na cidade de HOMS, um dos redutos da oposição, no centro da SÍRIA. Os primeiros funcionários do bloco regional árabe chegaram na última semana para preparar a vinda de observadores. Os emissários – 60 pessoas chefiadas pelo general sudanês MUSTAFA DABI – deveriam se deslocar para os principais focos de violência amanhã: as cidades de HOMS, HAMA e IDLIB. No entanto a crise de HOMS teria levado os observadores a visitar a cidade hoje mesmo. O Conselho Nacional da SÍRIA – órgão que reúne vários grupos que se opõem a ASSAD – afirmou que os representantes árabes de fato foram a HOMS, mas “não puderam trabalhar”. Eles declararam que não puderam ir a lugares onde autoridades não querem levá-los”, explicou BURHAM GHALIUN, um dos líderes do CNS, exilado em PARIS.

Um atentado suicida matou hoje 7 pessoas e feriu 39 em um posto de controle perto do Ministério do Interior do IRAQUE, em BAGDÁ. Foi o segundo episódio de violência no país desde que o ministério, controlado pelo grupo político do premiê xiita NURI AL-MALIKI, acusou na semana passada o vice-presidente sunita, TARIQ AL-HASHIMI, de comandar um esquadrão da morte que teria agido contra xiitas. A explosão ocorreu por volta das 7:30 horas, quando o motorista do carro, carregado com explosivos, o acelerou contra a entrada do complexo, que inclui, além do ministério, uma academia de polícia, um hospital e uma prisão. Guardas dispararam contra o veículo e o terrorista detonou os explosivos. Entre os mortos estão três civis.   

Morreu nesta segunda-feira o ator mexicano PEDRO ARMENDÁRIZ JÚNIOR, que participou de mais de 140 filmes e telenovelas, em NOVA YORK, aos 71 anos, em decorrência de um câncer. Ex-presidente da ACADEMIA MEXICANA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS e personalidade popular, integrou o elenco dos filmes A MÁSCARA DO ZORRO – ao lado de ANTONIO BANDERAS e CATHERINE ZETA-JONES – O CRIME DO PADRE AMARO, e muitas outras obras, contracenando com figuras hollywoodianas como JANE FONDA em GRINGO VELHO (1989) e SALMA HAYEK em ERA UMA VEZ NO MÉXICO (2003). Era filho de PEDRO ARMENDÁRIZ, astro da época de ouro do cinema mexicano.

O colombiano NICANOR VÉLEZ, poeta e editor da coleção de poesia do selo GALÁXIA GUTENBERG-CIRCULO DE LEITORES, morreu nesta segunda-feira, na ESPANHA. VÉLEZ conciliou seu trabalho de editor com o de poeta e autor de artigos e ensaios de literatura. Escreveu sobre a obra de PABLO NERUDA, OCTAVIO PAZ, GONZALO ROJAS, JOSÉ ANGEL VALENTE e seus compatriotas JOSÉ ASUNCION SILVA e GIOVANNI QUESSEP. Publicou três livros de poemas LA MEMÓRIA DEL TACTO, LA LUZ QUE PARPADEA e, mais recentemente, LA VIDA QUE RESPIRA. Desde 1997, dirigia a cuidadosa coleção de poesia, que dedicou significativas antologias a grandes poetas do século 20.

Ex-roteirista do SATURDAY NIGHT LIVE, o canadense JOE BODOLAI foi encontrado morto no quarto de um hotel em LOS ANGELES. Aparentemente, BODOLAI teria cometido suicídio. Ele tinha 63 anos. O chefe da polícia de LOS ANGELES disse que nenhuma carta foi encontrada no quarto. Mas o autor teria postado um texto em seu blog, no dia 23, com alguns indícios do que pretendia fazer. No TWITTER ele escreveu apenas: Adeus. A polícia ainda aguarda o resultado da autópsia. Além do SATURDAY NEGHT LIVE, ele também produziu programass cômicos, como IT´S ONLY ROCK AND ROLL, THE KIDS IN THE HALL e COMICS!, para a TV canadense.  

2 012      :    -     QUARTA-FEIRA
Gosto de viajar através as páginas de minhas memórias. Faço isso nesta manhã ao revisar o dia 26 de dezembro. LUCINDA traz a notícia desagradável da internação do REGINALDO, filho de dona EMÍLIA. Ele desmaiou na data do Natal e foi levado para o Hospital PIO XIl. Dona EMÍLIA foi agora cedo ao hospital para verificar o estado de saúde do filho. REGINALDO já nasceu com problemas e toda a sua vida demonstrou sérios desequilíbrios no seu desenvolvimento. Ultimamente ninguém o tem visto. A mãe cuida com desvelo dele. Com sérios problemas intestinais, possivelmente seja operado amanhã.
Apesar do calor, vou para SÃO PAULO depois das 11 horas. Preciso fazer meu recadastramento no BANCO DO BRASIL e aproveito para retirar o 13º salário que LUCINDA faz planos para utilizar. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O PEDRO ainda não trouxe o computador que me serve (levou-o para consertar bem antes do Natal e até agora não manteve contato comigo). Não consigo acessar a internet no computador que a MARINEI usa (ela somente regressará no dia 2 de janeiro). Tenho contatos com DANILO, RAFAEL, COLOMBO, OLIVEIRA e CRISTIANO. Almoçamos juntos no MMDS e conversamos sobre essa época de festas natalinas e já fazemos planos para 2013. Antes das 16 horas estou regressando para GUARULHOS.

Termômetros marcaram hoje 43,2ºC em SANTA CRUZ, na zona oeste do RIO, a mais alta temperatura desde que teve início a medição na cidade, em 1915. O recorde histórico era de 1984 – 43,1ºC, em BANGU. A umidade alta fez as pessoas sentirem ainda mais calor: a sensação térmica era de 49ºC. Foi difícil andar pelo RIO hoje. Pouco após as 14 horas, o termômetro da Avenida PRESIDENTE VARGAS, na frente da CENTRAL DO BRASIL, marcava 43ºC. Na fila do Centro Cultural Banco do Brasil, também no centro, guarda-chuvas eram usados para proteger do sol quem esperava para ver a exposição IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE. As praias ficaram lotadas. Houve tumulto no LEBLON, depois que um banhista foi assaltado. Circularam boatos de arrastão, mas a Polícia Militar divulgou nota negando. À noite, o Aeroporto do GALEÃO ficou às escuras. A energia foi interrompida por volta das 21 horas nos dois terminais. Já no SANTOS DUMONT, o problema foi no ar-condicionado, que não funcionou por dois dias na semana passada e voltou a apresentar defeito hoje.   

Faleceu hoje o FREI GILBERTO DA SILVA GORGULHO, aos 79 anos, era de CRISTINA (MG). Frade da Ordem dos Pregadores (Dominicanos), teólogo e exegeta, era doutor em Exegese pela ECOLE BIBLIQUE ET ARCHEOLOGIQUE FRANÇAISE DE JERUSALÉM. Dava cursos ultimamente no Programa de Ciências da Religião na PUC-SP. Foi colaborador do CARDEAL D. PAULO EVARISTO ARNS, então arcebispo de São Paulo, na assistência aos frades dominicanos presos durante o regime militar. Assinou por mais de 40 anos, com a exegeta americana ANA FLORA ANDERSON, coluna de interpretação dos Evangelhos no semanário O SÃO PAULO, da Arquidiocese. O velório ocorreu na Paróquia de SÃO DOMINGOS. Aos missa de corpo presente, o enterro foi no Cemitério do SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

A presidente DILMA ROUSSEFF vai editar medida provisória para evitar que os ministérios parem por falta de autorização de gasto diante da decisão do Congresso de adiar para fevereiro a votação do Orçamento de 2013. Pressionada pelo desempenho fraco da economia, a presidente quer iniciar o ano com foco nos investimentos. A MP permitirá a liberação de créditos suplementares e especiais referentes ao Orçamento de 2012. Os ministros vão aproveitar os últimos dias deste ano para empenhar verbas com o pagamento de produtos e serviços. A liberação dos recursos poderá ocorrer em 2013 sem restrições, uma vez que se referem à lei orçamentária de 2012. A corrida para empenhar verbas no fim do ano já virou tradição no governo. Técnicos dos ministérios costumam trabalhar até as últimas horas do dia 31 para garantir recursos. Preocupada com o pífio desempenho da economia, a presidente DILMA ROUSSEFF inicia em janeiro a segunda metade de seu mandato com a tarefa de fazer o governo andar, recuperar a confiança dos investidores e unir a base aliada, informa a repórter VERA ROSA. A cúpula do PT avalia que a reeleição da presidente, em 2014, depende de um crescimento de pelo menos 4%. DILMA afirma que fará “o possível e o impossível” para atingir essa meta.

O Corpo de Bombeiros demorou mais de duas horas para conseguir retirar o corpo de um adolescente de 16 anos de dentro de um cânion em SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (RS). O jovem SIDARTA ARDERIUS foi localizado por montanhistas. Ele estava desaparecido desde a tarde de domingo, quando havia saído para caminhar após o almoço. O jovem, o pai e um amigo acampavam no PICO DO MONTE NEGRO.

O corpo de DONA CANÔ foi enterrado hoje em SANTO AMARO DA PURIFICAÇAO (BA). O agitador cultural CLARINDO SILVA, amigo da família VELOSO, fez um pronunciamento durante o sepultamento, no qual ressaltou a importância de DONA CANÔ para a cultura da BAHIA e do BRASIL. Antes do enterro, uma missa de corpo presente foi realizada na Igreja Matriz da cidade. A matriarca da família VELOSO, que morreu na manhã de terça-feira, dia de NATAL, havia expressado em vida a vontade pela cerimônia religiosa antes do seu sepultamento. Antes da missa, integrantes do afoxé FILHOS DE GANDHY executaram o toque de alvorada. Os filhos mais famosos de CANÔ, CAETANO e MARIA BETHÂNIA não falaram com a imprensa.

Uma mulher de 61 anos morreu após ser atropelada e arrastada em SOROCABA. O acidente aconteceu em uma rua do PARQUE MANCHESTER, onde LINDALVA FERNANDES passou a ceia de NATAL. Segundo a polícia, LINDALVA FERNANDES SILVA ROCHA morou no local por mais de 30 anos e voltou para festejar a data com os antigos vizinhos. Ela atravessava a rua após a ceia quando foi atingida por um carro em alta velocidade. A mulher foi parar debaixo do veículo, mas o motorista não parou e ainda a arrastou por cerca de 50 metros. Em seguida, fugiu sem prestar socorro. LINDALVA FERNANDES chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. “Ele (o motorista) jogou uma garrafa de champanhe para fora do carro. Nós pegamos os pedaços da garrafa e guardamos”, diz DAMIÃO MEDEIROS, um dos vizinhos. O motorista que atropelou a mulher continua foragido. A Polícia Civil investiga o caso.

O CABO PM LUÍS ANTÔNIO DA SILVA foi executado às 14 horas na Rua dos VICENTINOS, na VILA NATAL, em MOGI DAS CRUZES, GRANDE SÃO PAULO. Segundo testemunhas, os criminosos estavam em um MONZA e atiraram quando o PM chegava em casa. LUÍS ANTÔNIO foi atingido por seis disparos, cinco deles no rosto e um na nuca. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Com a morte dele, chega a 106 o número de PMs mortos neste ano.

O PM WASHINGTON MACEDO ALMEIDA, de 25 anos, reagiu a um assalto ontem à noite e matou o suspeito WESLEY DA SILVA COSTA, de 19 anos. Dois adolescentes, de 15 e 17, foram presos em flagrante; segundo a versão do PM, os assaltantes o abordaram no Viaduto ANTÔNIO SILVA CUNHA BUENO. WASHINGTON diz ter se rendido e entregado as chaves aos rapazes. Depois, teria se identificado como policial militar e anunciado a prisão. O PM afirma que os suspeitos atiraram e ele reagiu. O trio teria acelerado com o carro do policial, um CORSA prata, mas perdeu o controle durante a fuga. No veículo, outros policiais encontraram WESLEY baleado. Ele não resistiu.

FRANCISCO PEREIRA DA SILVA FILHO, de 28 anos, foi até o mercadinho comprar miojo para jantar com a esposa na noite de NATAL. O comércio fica a poucos metros de sua casa, na Rua DA BICA, no bairro MONTANHÃO, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, ABC paulista. Quando chegava em seu portão, foi atingido por uma bala perdida e morreu após esperar por socorro durante quase uma hora. Um motociclista, conhecido como MARQUES, foi até a rua cobrar uma dívida adquirida pelo enteado de LANDOVAL BISPO DE JESUS, de 33 anos. MARQUES já ameaçava a família de LANDOVAL há meses e na noite de NATAL decidiu abordar o padrasto de seu desafeto para receber a quantia devida. LANDOVAL se negou a dar o dinheiro e foi morto com seis tiros. Um dos disparos atingiu o braço de FRANCISCO, que conseguiu chegar em casa andando e pediu ajuda. “Ele dizia que tinha tomado um tiro. Estava bem lúcido quando chegou aqui”, conta a vizinha CIBELE DA SILVA, de 16 anos. Foi ela quem chamou o SAMU na primeira das muitas vezes que o sistema de atendimento médico foi solicitado. “Eles não chegaram. O FRANCISCO foi socorrido 40 minutos depois por uma viatura da PM, mas já estava com hemorragia interna grave”, diz. Em nota, o SAMU diz não ter recebido nenhuma ligação em relação a esse caso. FRANCISCO vai ser enterrado na BAHIA, onde nasceu. Às 22 horas, SÃO BERNARDO registrou um terceiro assassinato no JARDIM PAULICÉIA. WALLACE CORREIA MELO, de 19 anos, foi executado com um tiro na nuca por um motoqueiro. Até o momento ninguém foi preso.      

“TAÍ O PRIMEIRO GOL”. A clássica frase acompanhava todas as narrações de LUIZ NORIEGA, de 82 anos. Natural de NOVA ALIANÇA, interior de SÃO PAULO, desde cedo começou a trabalhar em rádio. O início foi na emissora DIFUSORA, de OLÍMPIA, nos anos 1940, onde foi locutor e operador de áudio. No dia 11 de setembro de 1949, transmitiu sua primeira partida de futebol, uma goleada de 4 a 1 do PALMEIRAS sobre o OLÍMPIA em partida amistosa. Depois esteve em várias emissoras, como a Rádio TAMANDARÉ, do RECIFE, e a Rádio TUPI, de SÃO PAULO, integrando a então famosa “equipe 1040 de rádio”. A partir de 1969, passou para a TV CULTURA, ao lado de ORLANDO DUARTE, formou a equipe de esportes da emissora. Entre as inovações criadas no canal está o primeiro noticiário esportivo no horário do almoço, o “É Hora de Esporte”. Também criou a primeira revista eletrônica esportiva da TV brasileira: “Esportivão”. O editor-chfe ainda implantou outras novidades, como o uso do cronômetro na tela. Após deixar a CULTURA, fez parte da equipe de comentaristas do programa “CAMPEÕES DA BOLA”, da TV GAZETA, composta por ALFREDO BORBA, MILTON PERUZZI, PEIRÃO DE CASTRO e SARGENTELLI. Teve passagem também pela BBC, assinou colunas esportivas no BRASIL e no exterior e foi assessor e vice-presidente da Federação Paulista de Tênis. LUIZ NORIEGA morreu nesta quarta-feira, vítima de infecção generalizada. Ele deixa a mulher, ÂNGELA, os filhos RENATA, FERNANDA e MAURÍCIO e netos. MAURÍCIO, que é colunista do DIÁRIO DE SÃO PAULO e jornalista da SPORTV, chegou a cancelar sua ida para acompanhar o jogo do CORINTHIANS no MUNDIAL DE CLUBES depois da piora do estado de saúde do pai. Depoimento de MAURÍCIO NORIEGA:
“Todo filho tem o pai como ídolo. No meu caso não foi diferente, mas havia uma peculiaridade. Eu tive a sorte, a bênção de ter um pai que também foi meu ídolo profissional. Por isso, a dor da partida é amenizada pelos elogios que ele recebeu por seu talento, retidão e caráter. Dentre todos os fãs do grande LUIZ NORIEGA, só eu tive um privilégio: o de ter um jogo contra ele narrado por ele, com sua classe e categoria. Jogo não, vários jogos, clássicos de fim de tarde nas areias da praia, onde exercitávamos nossa paixão pelo frescobol. O meu pai jogava e narrava. Ele ganhava quase todas. Quando finalmente ganhei, conseguiu vislumbrar um sorriso em seu rosto. Agora que provavelmente eu comecei a morrer um pouco com a morte do meu ídolo, lanço um desafio: “Pai, me espera aí em cima pro frescobol!!”.  

As forças leais ao ditador sírio BASHAR ASSAD sofreram uma perda importante hoje com a deserção de um oficial de alto escalão do comando do Exército. O GENERAL ABDUL AZIZ JASSEM AL-SHALLAL anunciou sua decisão de aderir à oposição que tenta derrubar o regime sírio em um vídeo divulgado pela rede de TV saudita AL-ARABIYA. No vídeo, AL-SHALLAL afirma que se juntou à “revolução do povo”. As imagens foram divulgadas na noite de terça-feira, dia 25 de dezembro. O general explica sua decisão ao dizer que o Exército se desviou de sua missão de proteger a nação e se tornou uma “gangue que realiza assassinatos e promove a destruição”. Dezenas de generais desertaram desde o início da crise na SÍRIA, em março de 2011, mas AL-SHALLAL é um dos mais experientes e detinha um alto posto quando decidiu deixar o governo. Em julho, MANAF TLASS, também um general sírio, foi o primeiro integrante do grupo de assessores próximos de ASSAD a deixar de apoiar o presidente e unir-se à oposição. Milhares de soldados também se juntaram aos rebeldes nos últimos meses. A deserção ocorre em um momento no qual as forças leais a ASSAD estão sob pressão dos rebeldes sírios. Cada vez mais bases caem nas mãos dos dissidentes, que se aproximam perigosamente de DAMASCO. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, entidade vinculada aos rebeldes com base em LONDRES, ao menos 20 pessoas morreram em um bombardeio do Exército a um vilarejo na província de RAQQA. Ao menos oito delas seriam crianças. Novos confrontos foram registrados também no campo de refugiados palestinos de YARMUK, ao sul de DAMASCO, durante a madrugada, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. O ataque aconteceu uma semana depois de um combate no local ter resultado na fuga de cerca de 100 mil refugiados. Funcionários do Ministério de Relações Exteriores da SÍRIA foram para MOSCOU hoje discutir propostas para acabar com a crise, que já dura 21 meses. O vice-chanceler FAISAL MAKDAD e um assessor vão sondar autoridades russas sobre os detalhes de reuniões com BRAHIMI em DAMASCO esta semana, informou uma fonte de segurança síria. Um funcionário libanês próximo ao governo de ASSAD disse que as autoridades sírias estavam otimistas depois de conversas com o enviado das NAÇÕES UNIDAS e da LIGA ÁRABE, LADHDAR BRAHIMI, que se reuniu com chanceler sírio, WALID MOUALEM e ASSAD.

Internado há 33 dias por causa de uma bronquite, o ex-presidente dos EUA, GEORGE BUSH, de 88 anos, foi transferido para a UTI do Hospital Metodista de HOUSTON, no TEXAS. Pai do também ex-presidente GEORGE W. BUSH, ele foi hospitalizado com bronquite no dia 7 de novembro e recebeu alta doze dias depois, mas voltou a ser internado em 23 de novembro. “Ele sofreu uma série de complicações que obrigaram sua transferência para a unidade de tratamento intensivo”, informou o porta-voz, sem dar mais detalhes.

O ex-presidente da ÁFRICA DO SUL e ícone antiapartheid, NELSON MANDELA, deixou hoje o hospital em PRETÓRIA onde estava internado desde o dia 8 em razão de uma infecção pulmonar. Aos 94 anos, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula. MANDELA continuará sob cuidados médicos em sua casa, em JOHANNERBURGO.      

GERRY ANDERSON, o britânico que, com a sua mulher, SYLVIA, criou a popular série de televisão “THUNDERBIRDS” morreu nesta quarta-feira, aos 83 anos, após uma longa batalha contra a demência. “Estou muito triste em anunciar a morte de meu pai, o criador do “THUNDERBIRDS”, GERRY ANDERSON. Ele morreu tranqüilamente em seu sono ao meio-dia após sofrer com demência mista nos últimos anos”, escreveu o filho de ANDERSON, JAMIE, em seu blog. ANDERSON começou sua carreira na televisão na década de 1950, criando uma série de espetáculos populares britânicos, incluindo “STINGRAY”, de 1964 e “CAPITÃO ESCARLATE”, de 1967. Sua empresa, a AP FILMS, foi pioneira na técnica de marionetes chamada SUPERMARIONATIONk, com a fusão das figuras de marionete e pequenos modelos para criar espetáculos ao vivo. “THUNDERBIRDS” usava bonecos de marionete e falava sobre uma organização secreta que realizava missões de resgate utilizando ferramentas de alta tecnologia e veículos, com personagens como o ex-astronauta JEFF TRACY e o agente LADY PENELOPE. A série foi inicialmente ao ar pela televisão britânica pela ATV, em setembro de 1965, para somente alguns locais. Logo depois a ATV ampliou a transmissão para quase todas as regiões da INGLATERRA, incluindo LONDRES, a partir de 25 de dezembro de 1965. Enquanto isso foram produzidas as outras temporadas, que ficou compreendida em 32 episódios no total. Mesmo com o passar dos anos, a série pouco envelheceu. Na década de 1990 a banda de rock DIRE STRAITS fez uma homenagem ao seriado no clipe de “CALLING ELVIS”. Nele, as naves e os personagens aparecem e os integrantes do grupo viram marionetes. Em 1967, os ANDERSONS resolveram voltar ao antigo formato de meia hora e lançaram a série “CAPITÃO ESCARLATE”. Depois de “THUNDERBIRDS”, “CAPITÃO ESCARLATE” foi a mais conhecida produção do casal GERRY e SYLVIA ANDERSON. A série estreou na televisão americana em setembro de 1967 e ficou até maio de 1968.

2 013      :      -      QUINTA-FEIRA
LUCINDA conta que a KATYA dormiu em casa, para poder ir trabalhar hoje cedo. SORAYA, NELSON e várias pessoas que passaram o NATAL com eles resolveram ir para a praia hoje. O IAGO também queria ir junto, mas sua mãe e PAULO CÉSAR não deixaram o filho participar dessa viagem. Pela manhã, atualizo o dia 26 de dezembro.
Em SÃO PAULO, minha intenção era fazer o recadastramento de minha conta no BANCO DO BRASIL (obrigatório no mês do aniversário). Mas sou convidado para almoçar com alguns companheiros de longa data, que ficaram sabendo que eu estava na Sociedade Veteranos de 32-MMDC: OLIVEIRA, MAURÍCIO e MANUELA (acompanhados da SOPHIA), COLOMBO. Quando vou ao banco tenho uma desilusão: não consta o meu CPF da relação para recadastramento. Sou aconselhado a ir até o SPPREV, onde estão todas as contas dos inativos.
Um contato telefônico com o SPPREV vai esclarecer essa situação. É que fiz um recenseamento no começo de janeiro de 2013 e isso vale para esse ano, não sendo obrigado a fazer o recadastramento.
COLOMBO, OLIVEIRA, MAURÍCIO, MANUELA (sempre acompanhada da filha SOPHIA) comparecem ao MMDC.
Recebo alguns convites para janeiro: no dia 16 o TENENTE-CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA deixará o comando do 2º BPE, sendo substituído pelo TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS. No dia 17, a troca de comando será no 8º BPE. Sairá o TENENTE-CORONEL ANDERSON DE BARROS MACHADO e assumirá o CORONEL NEILSON MENDES BEZERRA.
Um pouco depois das 16 horas, numa tarde de 30ºC, regresso para GUARULHOS.

A forte chuva de ontem à tarde em SÃO PAULO causou um grande problema para os moradores da Rua Doutor SIQUEIRA CAMPOS, na LIBERDADE. O rompimento de uma galeria de água pluvial fez surgir uma cratera de quase quatro metros de profundidade. Um poste ficou sem sustentação e, por precaução, a energia de parte da via foi cortada. Uma agência dos Correios localizada bem em frente ao buraco ficou fechada hoje. Os funcionários foram dispensados. O terreno embaixo da calçada estava oco, segundo os moradores. Há quatro meses já tinha acontecido um problema semelhante. A SABESP foi ao local, mas disse não possuir nenhuma instalação sob a via. A galeria de água de chuva é de responsabilidade da Subprefeitura da SÉ. Não há prazo para o buraco ser tapado.

Começou a funcionar hoje a primeira unidade de atendimento do DETRAN de SÃO PAULO dentro do METRÔ. O posto avançado fica na área externa da Estação MARECHAL DEODORO e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na nova unidade, são oferecidos 13 serviços relacionados à CNH e a veículos. O primeiro posto nesse modelo funciona em SANTO ANDRÉ, na GRANDE SÃO PAULO, e possui aprovação superior a 90%.

O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, escolheu o médico MARCO ANTÔNIO ZAGO como o novo reitor da USP. ZAGO já havia sido o candidato mais votado na eleição interna da universidade.

Um policial militar de folga reagiu a um assalto na FREGUESIA DO Ó, na zona norte, e feriu dois assaltantes menores de idade, hoje de madrugada. A tentativa de roubo aconteceu no cruzamento das avenidas GENERAL EDGAR FACÓ e MINISTRO PETRÔNIO PORTELA. Segundo informações da PM, o agente estava parado no semáforo quando foi abordado por dois adolescentes. Os suspeitos exigiram a motocicleta da vítima. Assim que os ladrões subiram no veículo, o policial militar reagiu, disparando tiros de arma de fogo contra os adolescentes. Os menores não conseguiram reagir, já eu a arma usada na ação criminosa estava sem munição.
Um dos infratores, com ferimentos leves, foi socorrido ao Pronto-Socorro do Hospital MANDAQUI. O outro foi levado ao Hospital das Clínicas. Ele foi atingido na boca com um tiro, passou por cirurgia durante a madrugada e não corre risco de morrer. O PM que atua na zona norte não ficou ferido e o caso foi registrado no 13º Distrito Policial,  na CASA VERDE.

O balanço preliminar divulgado hoje pela SERASA EXPERIAN mostrou que as vendas de NATAL registraram o pior resultado dos últimos 11 anos. O saldo até foi positivo de 2,7% no período entre 18 a 24 de dezembro, mas este é o menor percentual desde quando o dado começou a ser medido em 2003. As vendas nos shoppings centers cresceram em um ritmo melhor, de 5%, mas assim como o comércio de rua, o saldo final é péssimo para os lojistas. A expectativa era de que houvesse crescimento entre 10% e 11% nas vendas deste NATAL.

A Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL prendeu, hoje, seis pessoas ligadas ao jogo de bicho e acusadas de lavagem de dinheiro. A operação aconteceu em várias regiões da capital federal e em GOIÁS. Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. O suposto esquema envolvia a realização de jogos no LAGO SUL, em SOBRADINHO e nas asas SUL e NORTE de BRASÍLIA. Um dos locais em que os agentes cumpriram mandado é o Setor de Mansões DOM BOSCO, área nobre de BRASÍLIA. O grupo chegava a faturar 3 milhões de reais por mês com a exploração do jogo ilegal.

A presidente DILMA ROUSSEFF embarcou, nesta tarde, para a BAHIA, onde passará o ANO NOVO. A presidente escolheu, mais uma vez, a tranqüilidade e a segurança da BASE NAVAL de ARATU, próximo a SALVADOR. Ela deverá permanecer até a primeira segunda-feira de janeiro, dia 6. Ao retornar a BRASÍLIA, DILMA começará a implementar a reforma ministerial para substituir cerca de dez ministros que serão candidatos em seus estados. No próximo domingo, está previsto para ir ao ar em rede nacional de televisão o pronunciamento com a mensagem de fim de ano que DILMA gravou para a população.

Graças à honestidade de um motorista de táxi, um jogador de pôquer conseguiu reaver uma pequena fortuna esquecida em uma sacola. O caso aconteceu em LAS VEGAS, cidade famosa pelos cassinos. Depois de uma corrida, um passageiro esqueceu 300 mil dólares (cerca de 714 mil reais) no banco do táxi, em uma sacola. O taxista GERALDO GAMBOA havia acabado de deixar um dos cassinos da cidade. O próximo passageiro a entrar no carro encontrou a sacola e a entregou a GAMBOA, de acordo com o site da BBC.
Num primeiro momento, o taxista pensou que havia chocolates dentro da embalagem. Ao parar em um semáforo, decidiu abrir a sacola e, para sua surpresa, encontrou seis maços de notas de cem dólares.
De acordo com o jornal “LAS VEGAS REVIEW JOURNAL”, o taxista disse que sua primeira reação ao se deparar com as notas foi: “Meu Deus, isso é dinheiro em espécie!”. GAMBOA relatou o caso para o operador do rádio-táxi e levou toda a quantia para o escritório da empresa para a qual trabalha, a YELLOW CHECKER STAR TRANSPORTATION.
O motorista disse que não pensou “nem mesmo por um segundo” em ficar com o dinheiro. Ele conta que, durante a viagem, sequer conversou com o passageiro que esqueceu o dinheiro. A polícia e um funcionário do cassino conseguiram localizar o dono da sacola, um conhecido jogador de pôquer – o nome dele não foi revelado. Também não foi revelado se GAMBOA recebeu algum tipo de recompensa por parte do dono do dinheiro. Mas a empresa para a qual trabalha o presenteou com um cheque de um mil dólares para premiar sua honestidade. O diretor da empresa, BILL SHRANKO, elogiou o funcionário. “Esse cara é fantástico. Nunca tivemos um problema com ele em 13 anos”.

Um ataque de piranhas deixou mais de 40 feridos no RIO PARANÁ, em ROSÁRIO, na ARGENTINA, de acordo com informações dos jornais “CLARIN” e “LA NACIÓN". A maior parte das vítimas foi mordida nos braços e pernas. Uma menina de sete anos teve parte de seu dedo amputado e um bebê ficou com uma fratura exposta.

Peritos russos excluíram a hipótese de o líder palestino YASSER ARAFAT ter sido envenenado e concluíram que a morte foi natural. O corpo de ARAFAT, que morreu em 2004, foi exumado em 2012 e cerca de 60 amostras foram distribuídas a três equipes (uma russa, uma suíça e uma francesa) a pedido da viúva SUHA ARAFAT. O grupo francês também descartou a hipótese de envenenamento, mas a equipe suíça detectou altos níveis de polônio 210.

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas hoje em um ataque a bomba a um carro, no bairro de NASR CITY, no leste do CAIRO. Segundo uma fonte do Ministério egípcio da Saúde, as vítimas sofreram ferimentos leves. A bomba, de fabricação artesanal, foi colocada em um carro, mas a explosão não foi forte. A polícia desativou mais três bombas colocadas em uma das principais ruas de NASR CITY.


O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, e a mulher, MICHELLE, fizeram uma visita de NATAL a uma base de fuzileiros navais na BAIA DE KANOEHE, no HAVAÍ. O norte-americano discursou por cerca de três minutos a 580 militares. Depois ele conversou individualmente com alguns soldados e posou para fotos. Segundo a CASA BRANCA, militares feridos no sábado durante uma missão no SUDÃO DO SUL também falaram com OBAMA por telefone.         

2 014     :    SEXTA-FEIRA
Tenho problemas na vista esquerda nesta manhã. Leva algum tempo até que tudo volte ao normal. Isso acontece periodicamente.
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica no "NOSSA OPINIÃO":
RESULTADOS PRECISAM APARECER
Sofrer com alagamentos, enchentes, quedas de árvores, prejuízos financeiros e as consequentes tragédias das chuvas já faz parte de uma "tradição" de fim de ano do paulistano. Uma tradição, que, infelizmente, parece não ter fim.
O atual prefeito e todos os outros que comandaram a capital têm (ou tiveram) na ponta da língua as respostas sobre obras que vão (ou deveriam) melhorar a situação e evitar alagamentos. Sempre se joga para o futuro essa solução. O problema é o futuro nunca chegar. A solução nunca chega. Os moradores sempre sofrem com a chuva no fim de dezembro e praticamente durante todo o mês de janeiro. Não adianta listar obras. É preciso mostrar, de fato, que o problema acabou.

Numa tarde muito quente, em SÃO PAULO, pouca coisa posso fazer. A agência do BANCO DO BRASIL, no interior do Corpo de Bombeiros, não funciona. As portas do quartel estão fechadas. Não posso fazer o recadastramento também neste dia. Na RUA TABATINGUERA, as portas da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo também estão fechadas.
Passo pelo prédio da ANITA GARIBALDI. Os cômodos estão alagados por causa de águas pluviais. Ainda estou com a chave do prédio que foi sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC durante 45 anos. Muito degradado, aguarda uma solução por parte dos bombeiros quanto a uma possível reforma para ali funcionar a Fundação dos Bombeiros.
Encontro o nosso velho conhecido OLIVEIRA, dos anos 1980, às voltas com quatro netos que os filhos deixam nas suas costas. A molecada dá um trabalho danado para ele, que demonstra estar uma pilha de nervos.
Regresso para GUARULHOS antes das 16 horas. Numa agência do BANCO DO BRASIL, na PRAÇA JOÃO MENDES, consigo sacar dinheiro no caixa eletrônico.   

GERALDO ALCKMIN definiu hoje mais cinco secretários que assumirão em 1º de janeiro. Para a Secretaria da Agricultura foi escolhido ARNALDO JARDIM, Engenheiro Civil. JARDIM é deputado federal pelo PPS desde 2007. A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho será comandada por JOÃO DADO (SDD), deputado federal desde 1999. Para o Desenvolvimento Social foi escolhido FLORIANO PESARO, vereador e recém-eleito deputado federal pelo PSDB. Na Secretaria de Justiça e Defesa da  Cidadania assume ALOÍSIO DE TOLEDO CÉSAR, desembargador coordenador da 27ª Circunscrição do Tribunal de Justiça, em Presidente Prudente. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude terá como titular JEAN MADEIRA, vereador pelo PRB.

Desaparecida desde quarta-feira, a turista italiana GAIA MOLINARI, 29 anos, foi encontrada morta ontem à tarde, em JERICOACOARA, a 300 quilômetros de FORTALEZA. O corpo foi encontrado por turistas na área do SERROTE, região utilizada para ver o pôr do sol e rota para a PEDRA FURADA. GAIA viajava com  a carioca MIRIAM FRANÇA, farmacêutica. Segundo a dona da pousada onde estavam hospedadas, PAOLA BONELLI, ambas tinham viagem marcada para o dia 24 e já haviam feito check out. GAIA foi encontrada de biquini, com as mãos pretas e o rosto deformado. "Parecia que tinha sido apedrejada, e ao lado do corpo tinha um estilingue", contou PAOLA.

IVAIR DOS REIS GONÇALVES, o RENNER da dupla RICK & RENNER, foi preso hoje pela manhã por embriaguez ao volante e tentativa de fuga. O cantor se envolveu e um acidente de carro, próximo ao aeroporto de CONGONHAS, na zona sul de SÃO PAULO.
Por volta das 8:30 horas, RENNER, que estaria voltando de uma festa, colidiu na traseira de um carro estacionado, que ficou prensado contra um poste.
Com sinais claros de embriaguez, o sertanejo tentou fugir do local do acidente, mas acabou batendo novamente, em dois postes. Segundo testemunhas, RENNER só aguardou a chegada da polícia após ter a chave do carro retirada do contato por moradores próximo ao local.
O cantor foi levado para o 27º Distrito Policial, onde fez o teste do bafômetro, que constatou três vezes mais álcool no sangue do que o limite permitido - 0,36 decigrama de álcool.
RENNER estava acompanhado de um rapaz, identificado como um morador de rua. O homem prestou depoimento e foi liberado pelos policiais. À tarde, o sertanejo pagou fiança de dez mil reais e agora vai responder o processo em liberdade.
Na saída da delegacia, o cantor evitou falar com a imprensa e seu advogado GLÉCIO MARIANO disse que ele está arrependido.
"Ele não esperava que fosse acontecer isso. As pessoas que foram lesadas vão ser reparadas. Ele pediu desculpas e se retratou com as pessoas afetadas", declarou o advogado, que confirmou que RENNER ingeriu bebida alcoólica: "Ele bebeu. Foi um acidente, uma fatalidade. Já foi tudo resolvido".  
Não é a primeira vez que o sertanejo se envolve em confusões deste tipo. Em 2001, RENNER causou um acidente que resultou na morte de duas pessoas em SANTA BÁRBARA D´OESTE. O cantor perdeu o controle do carro, que trafegava próximo de 160 km/h, atravessou a pista e atingiu o casal.
O cantor foi julgado e condenado a pagar 2 mil salários mínimos (atualmente o valor estaria próximo de 3 milhões de reais.
No ano passado, para se livrar de uma pena de três anos e seis meses de detenção, RENNER aceitou pagar 244 mil reais e prestar 1278 horas de serviço comunitário. A condenação por homicídio culposo está na ficha criminal do cantor.  

Sobreviventes do tsunami de 2004 na ÁSIA e familiares dos 226 mil mortos na tragédia choraram e rezaram nas regiões litorâneas do OCEANO ÍNDICO hoje, em cerimônias que lembraram o décimo aniversário do desastre, cuja marca na região ainda é visível. Quando o terremoto de magnitude 9,15 abriu uma fissura no fundo do oceano em 26 de dezembro, provocou uma onda de até 17,4 metros de altura que atingiu a costa de mais de uma dezena de países, varrendo algumas comunidades do mapa em segundos. Centenas de pessoas se reuniram na província de ACEH, na INDONÉSIA, e muitas choraram, enquanto poemas e músicas podiam ser ouvidos e uma montagem era projetada com imagens da devastação, que, só em ACEH, matou 126.741 pessoas. "Parece que não houve lição maior do que essa para ACEH. É como se as almas dos mortos ainda estivessem conosco", afirmou o governador da província, ZAINI ABDULLAH. Ontem, houve uma oração coletiva na Grande Mesquita de Banda ACEH, uma das poucas construções que não foi destruída pela onda gigante.

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 80 mil tiveram de deixar suas casas no SRI LANKA por causa de inundações e deslizamentos de terra causados pela chuva intensa que atinge o país. A polícia informou que os deslizamentos de terra registrados na região central mataram pelo menos 10 pessoas. Quatro pessoas morreram afogadas em inundações que ocorreram depois de as autoridades terem aberto as comportas de vários reservatórios para reduzir a pressão sobre as barragens.

A CORÉIA DO SUL, os EUA e o JAPÃO assinarão na segunda-feira acordo de compartilhamento de inteligência sobre o programa nuclear e de mísseis da CORÉIA DO NORTE. Os EUA já mantêm acordos semelhantes com os dois países, mas esse é o primeiro entre o JAPÃO e a CORÉIA DO SUL, que têm uma relação turbulenta graças ao período de controle japonês sobre a Península da CORÉIA, entre 1910 e 1945. Os países quase assinaram um pacto em 2012, mas os planos foram interrompidos pela reação negativa dos sul-coreanos.

Em uma base dos fuzileiros navais no HAWAI, o presidente norte-americano, BARACK OBAMA, celebrou o fim da missão de combate no AFEGANISTÃO e elogiou os militares do país, afirmando que seu sacrifício permitiu que um mundo mais pacífico e próspero surgisse a partir dos atentados de 11 de setembro. Apesar de a missão de combate terminar oficialmente na próxima semana, militares norte-americanos continuarão no país treinando as forças de segurança afegãs.

O jovem ARLAN FICK, de 17 anos, foi libertado no dia de NATAL pela guerrilha autointitulada EXÉRCITO DO POVO PARAGUAIO, depois de passar 267 dias sequestrado. Filho de um fazendeiro brasileiro na região de CONCEPCIÓN, no PARAGUAI, o jovem imediatamente se juntou à família em RIO VERDE, Departamento de CONCEPCIÓN. Segundo o ITAMARATY, o jovem é filho de brasileiros, mas não tem dupla cidadania.
O ministro paraguaio do Interior, FRANCISCO DE VARGAS, confirmou na noite de ontem a libertação de ARLAN. Ele disse que o pai do adolescente recebeu o primeiro telefonema confirmando a liberação, que ocorreu pouco depois das 21 horas. ARLAN reapareceu na casa de um religioso de RIO VERDE, de onde foi levado para a residência dos pais.
Pelo TWITTER, o presidente do PARAGUAI, HORÁCIO CARTES, comemorou a liberação do jovem. "Estamos felizes com a libertação de ARLAN FICK e (vamos) continuar trabalhando até EDÉLIO MORÍNIGO voltar para casa", disse CARTES em mensagem publicada na rede social. MORÍNIGO é um policial paraguaio também sequestrado pela guerrilha desde o dia 5 de julho.
ALCIDO FICK, pai do jovem solto, afirmou à imprensa, muito animado, que ARLAN está com boa saúde. "Está tudo bem, estamos muito felizes".
ARLAN também postou mensagem na rede social. "Obrigado a todos do PARAGUAI que estavam orando por mim, agora estou seguro com a minha família; Correu bem e eu estou feliz".

O adolescente foi capturado na propriedade rural de sua família, em 2 de abril, na cidade de PASO TUYÁ, um município onde vivem cerca de 75 famílias, a maioria de imigrantes brasileiros dedicados à agricultura.