quarta-feira, 5 de agosto de 2015

4 DE AGOSTO DE 2015 - TERÇA-FEIRA

DIA     Q U A T R O     DE      A G O S T O     DE     2 015      –      TERÇA-FEIRA.
78 anos, 7 meses e 9 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
26º DIAS DO ANO 66º
57 anos e 61 dias na PMESP
56 anos e 174 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 228 dias – 488 324 horas
51 anos e 332 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 144 dias no Posto de Coronel – 328 meses e 22 dias.
4 anos e 28 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 065 dias CORONEL - 23 anos e 234 dias na reserva.
10 613-255 468                           10 065-241 984                            10 331-249 328.
DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY. Conhecido também como CURA D´ARNS, nasceu em DARDILLY, na FRANÇA, em 8 de maio de 1786, ao norte de LYON. Segundo seus biógrafos, não tinha muitos dotes pessoais. Rezava, fazia penitência, pregava e fazia caridade. Desertou no exército napoleônico. ARS era uma aldeiazinha de 230 habitantes, mas ficou famosa no mundo inteiro graças ao seu pároco. JOÃO MARIA VIANNEY só aprendeu a ler aos 18 anos de idade. Tornou-se o patrono dos vigários. Morreu em 4 de agosto de 1859.
Por decisão do PAPA BENTO XVI, VIANNEY é o patrono de todos os sacerdotes, comemorado cada ano no dia 4 de agosto. Ainda hoje, muitos padres, a exemplo do CURA DE ARS, nos campos e nas metrópoles, gastam a vida falando do bom Deus e servindo aos irmãos, como VIANNEY.
O arcebispo DOM ODILO SHERER escreveu o artigo “UM SIMPLES PADRE DE ALDEIA”, que é publicado no “O ESTADO DE SÃO PAULO”, no dia 8 de agosto de 2009.  
DIA DO PADRE

955 a. falece o rei HENRIQUE I, de FRANÇA, em 4 de agosto de 1060.
494 a. nascimento do PAPA URBANO VII, em 4 de agosto de 1521.
437 a. da BATALHA DE ALCACER-QUIBIR, em MARROCOS, com a morte de DOM SEBASTIÃO, rei de PORTUGAL, em 4 de agosto de 1578. O rei de MARROCOS derrota o exercito português e o rei SEBASTIÃO de PORTUGAL desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o CARDEAL DOM HENRIQUE, abrindo caminho a uma crise dinástica.
226 a. Assembléia Constituinte em FRANÇA decreta o fim das corvetas e outros privilégios feudais, em 5 de agosto de 1789. É o fim do antigo Regime.
223 a. nascimento de PERCY BISSHE SHELLEY, poeta inglês, em 4 de agosto de 1792.
211 a. durante a Guerra de Sucessão Espanhola, iniciada três anos antes, os ingleses tomam o controle do território de GIBRALTAR, que é formalmente cedido à GRÃ-BRETANHA pelo TRATADO DE UTRECHT, assinado em 1713. O local, que está na passagem entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, se transformou numa colônia britânica, em 4 de agosto de 1704.
174 a. nascimento do político brasileiro MANOEL DE MELLO CARDOSO BARATA, em 4 de agosto de 1841.
166 a. falece ANITA GARIBALDI. Nasceu em 30 de agosto de 1819. ANITA MARIA RIBEIRO DA SILVA, natural de MORRINHOS, SC é mais conhecida como ANITA GARIBALDI. Era casada com MANUEL DUARTE DE AGUIAR, a quem abandonou para seguir o político e general italiano GIUSEPPE GARIBALDI, o qual, participando em sua terra natal, a ITÁLIA, de um complô do partido ITÁLIA JOVEM e não obtendo sucesso, foge para o BRASIL, aqui chegando em 1835, na cidade do RIO DE JANEIRO. Posteriormente, quando estoura a REVOLUÇÃO FARROUPILHA na cidade de LAGUNA/SC, para lá se dirige com o intuito de ajudar os revolucionários. Nessa oportunidade, é convidado para tomar um café na casa da família de ANITA, que segundo a história é uma mulher de grande beleza e, ao vê-la, GARIBALDI apaixonou-se perdidamente pela bela jovem de 18 anos. Por sua vez, ANITA também encanta-se com o italiano e se junta a ele, fazendo do navio que ele possuía, seu lar. Além de bela, era uma mulher de grande coragem e, segundo os historiadores, distinguiu-se na batalha de IMBITUBA por sua grande bravura, quando dá o primeiro tiro de canhão. Na batalha de CURITIBANOS é presa e foge, atravessando a nado o RIO CANOAS, indo juntar-se ao marido em VACARIA/RS. Dessa união teve dois filhos: MENOTTI e RICIOTTI. Como as forças imperiais são superiores, GARIBALDI vê-se obrigado a incendiar seus barcos, desembarcando os sobreviventes, para fugir carregando ANITA quase desfalecida, refugiando-se no URUGUAI, onde também põe seus serviços de guerreiro à disposição. Nesse ínterim, a ITÁLIA, seu berço, precisa de seus préstimos e para lá se dirige, deixando aqui ANITA e os filhos que, posteriormente, seguem para NICE, na FRANÇA, onde se encontram com GARIBALDI. Em território europeu, ANITA continua ao lado do marido sempre lutando e, em 4 de agosto de 1849, muito debilitada, acaba falecendo na cidade de RAVENA. Por seu estoicismo e bravura, recebe o epíteto de "HEROÍNA DE DOIS MUNDOS".  
164 a. um golpe militar liderado pelo GENERAL MUÑOZ derruba o presidente LAUREANO PINEDA na NICARÁGUA em 4 de agosto de 1851.
140 a. morre HANS CHRISTIAN ANDERSEN, escritor dinamarquês de contos infantis, em 4 de agosto de 1875. Em suas histórias, como “O PATINHO FEIO” e “JOÃO E MARIA”, misturava lendas populares, ensinamentos morais e humor. Ele nasceu em 2 de abril de 1805. Era pobre, desajeitado e alto demais quando criança, o que influenciou seus textos.  
126 a. nasce o médico e político sul-matogrossense VESPASIANO BARBOSA MARTINS, em 4 de agosto de 1889.
121 a. nasce o Presidente da República CARLOS LUZ em 4 de agosto de 1894. Falece em 4 de fevereiro de 1969.
116 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 4 de agosto de 1899: o comendador CANTINHO, por seu advogado doutor ARLINDO DE CARVALHO PINTO, requereu ao doutor juiz da 1ª Vara Comercial, protestando contra o ato, que diz arbitrário, da Prefeitura mandar demolir a parte da frente do prédio de sua propriedade, à Rua SÃO BENTO, 42, onde estava a casa de fogos há pouco incendiada.
O JORNAL DO BRAZIL publica o seguinte telegrama enviado pelo seu correspondente nesta capital: “Acentua-se a repartição de colonos italianos por causa da crise. Hoje embarcaram 407 a bordo do vapor VENEZUELA. A agência da LA VELOCE desde ante ontem vendeu todas as passagens ao WASHINGTON, que sairá sábado. LA LIGURE BRASILIANA recusou embarcar no vapor MINAS 40 mil sacas de café para dar lugar a imigrantes”.
BRAGANÇA – A polícia mineira capturou, na fronteira de SÃO PAULO, o célebre facínora ANTÔNIO FERREIRA.
O preso SALVADOR CAMPARELLI, que se achava na cadeia de JABOTICABAL, fingindo-se de doente, foi conduzido para uma sala livre, de onde pôs-se ao fresco.
Em CASA BRANCA, os presos MANOEL GARCIA e MARCOS LINO DOS SANTOS, fugiram do cárcere com a maior frescura, sem que o carcereiro ou a sentinela percebessem. 
115 a. nasce a RAINHA–MÃE DA INGLATERRA - ELIZABETH ÂNGELA MARGUERITE BOWES-LYON, considerada por ADOLF HITLER “a mulher mais perigosa do mundo”, em 4 de agosto de 1900. Em 2001 diziam dela “Representa hoje a história da monarquia britânica em carne e osso e chega ao centésimo-primeiro ano com vitalidade para participar de festas reais e freqüentar corridas de cavalo”. A rainha-mãe que ganhou lealdade e a admiração dos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial ao ficar ao lado do rei GEORGE VI, morreu aos 101 anos, em paz, quando dormia, às 15:15 horas (horário local) do dia 30 de março de 2002, nos aposentos reais de “WINDSOR”, anunciou o Palácio de BUCKINGAM, naquela tarde. A rainha ELIZABETH II estava ao seu lado. O porta-voz explicou  que a Rainha-Mãe estava muito fragilizada nas últimas semanas por causa de uma infecção no peito, adquirida  durante o Natal. A morte da Rainha-Mãe ocorreu a menos de dois meses da morte de sua filha caçula. A PRINCESA MARGARET faleceu em 9 de fevereiro de 2002, aos 71 anos.        
114 a. nasce LOUIS ARMSTRONG, músico norte-americano em 4 de agosto de 1901.
114 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 4 de agosto de 1901:
RIO – Hoje, na Câmara, em uma roda em que estavam deputados de vários Estados, ouvimos interessantes comentários a propósito da reunião política da representação fluminense. Certo deputado paulista disse: Pessoa competente referiu-nos que no intuito da bancada fluminense é única e exclusivamente de prestigiar o nome do senhor QUINTINO BOCAYUVA, levantando a sua candidatura à presidência da República. O senhor QUINTINO BOCAYÚVA declinará dessa honra, podendo então a representação fluminense apoiar os candidatos do Catete, depois de ter dado grande demonstração de confiança ao seu chefe.
O senhor FISCHER, presidente da comissão boers; que faz na EUROPA a propaganda da causa das duas repúblicas sul-africanas, interrogado hoje sobre o que há de verdade na notícia publicada pelo DAILY MAIL a respeito da viagem do senhor PAULO-KRUGER à AMÉRICA DO NORTE, no mês próximo, declarou que nada há decidido ainda sobre essa viagem.
NOVA YORK – As negociações entaboladas entre os proprietários das grandes fábricas de aço e os representantes dos operários em greve, para tratar dos meios de por fim ao atual estado de coisas, fracassaram completamente.
O tempo tem corrido seco e frio. Temos tido uma temperatura mínima de 4 graus centígrados. Os astros têm secado, sofrendo com isso a criação. A colheita de café se acha bem adiantada e em muitas fazendas já terminada. A safra da cana está atrasada e já principiam a aparecer as flores da cayena. Com as baixas dos preços do aguardente os lavradores não se apressam em desmanchar as suas canas.
112 a. cardeal GIUSEPPE SARTO é eleito PAPA, com o nome de PIO X, em 4 de agosto de 1903.
112 a. nasce o bispo brasileiro MÁRIO DE MIRANDA VILAS-BOAS em 4 de agosto de 1903.
111 a. da publicação do aniversário da GAZETA, que inaugurava a crônica que acolheu o conto, a poesia, que prestígio ao romance nacional impondo-o e que também inventou o folhetim de costumes.
110 a. das publicações nos jornais de que corria o boato, nos EUA, de que o presidente ROOSEVELT estaria perdendo as esperanças no êxito da conferência da paz, considerando muito difícil conciliar as pretensões da RÚSSIA e do JAPÃO, em 4 de agosto de 1905. Os jornais desmentiam os boatos do acidente de automóvel de que se dizia ter sido vítima o rei da ITÁLIA. Um inquérito foi aberto em ROMA a fim de se descobrir o autor do malévolo gracejo.
110 a. nasce o militar e político brasileiro JURACY MAGALHÃES, em 4 de agosto de 1905.
109 a. falece o bispo católico brasileiro JOSÉ DE CAMARGO BARROS em 4 de agosto de 1906.
106 a. nasce BURLE MARX, em 4 de agosto de 1909. Falece em 4 junho de 1994. Ele desenhou a orla marítima da cidade do RIO, da zona sul ao centro (a Avenida ATLÂNTICA, o ATERRO DO FLAMENGO e os jardins do MUSEU DE ARTE MODERNA), e os dois cartões de visita para quem chega ao RIO de avião, a PRAÇA SALGADO FILHO, na frente do Aeroporto SANTOS DUMONT, e o caminho que leva ao TOM JOBIM. BURLE MARX é o inventor do paisagismo moderno. Trabalhou com os grandes arquitetos, como OSCAR NIEMEYER, LÚCIO COSTA e AFFONSO REIDY e dialogou intensamente com eles. Pintor, escultor, designer de jóias, paisagista e muito mais. A personalidade do paulistano BURLE MARX sempre foi múltipla. Embora já manifestasse interesse pelos jardins na casa da família no LEME, no RIO, para onde se mudou aos 4 anos, chegou a tomar aulas de canto na ALEMANHA, em 1928. Mas foi no Jardim Botânico de DAHLEM, em BERLIM, que descobriu a flora brasileira e se apaixonou. Ao mesmo tempo, ficou tão impressionado com uma exposição de VAN GOGH que decidiu trocar o canto pela pintura. Mas, décadas depois, ainda presenteava os amigos com árias interpretadas em alemão. Já no RIO, em 1929, matriculou-se no curso de arquitetura da Escola de Belas Artes. Mas LÚCIO COSTA o convenceu a mudar para pintura. Em 1932, a convite de LÚCIO, fez o primeiro jardim do RIO.  Seus primeiros jardins públicos foram no RECIFE, onde foi diretor de Parques e Jardins de 1934 a 1937. Um marco de 1938 é o Ministério da Educação e Saúde, no RIO. A parceria com NIEMEYER só foi possível em BRASÍLIA após a saída de JUSCELINO KUBITSCHEK. Na Capital Federal, são marcantes os jardins do PALÁCIO DO ITAMARATY, a PRAÇA TIRADENTES (MINISTÉRIO DO EXÉRCITO) e a PRAÇA SARA KUBITSCHEK. No RIO, quando a pista da AVENIDA ATLÂNTICA foi duplicada nos anos 70, ele manteve o desenho ondulado das calçadas. Mas nem todos os projetos foram respeitados, mas não por descuido de BURLE MARX. A transformação de um dos pavilhões de REIDY, no ATERRO, em MUSEU CARMEM MIRANDA o revoltava.
104 a. (UBERABA) Chegou ontem a esta cidade o doutor MELLO BRANDÃO, encarregado pelo governo de combater a varicela que assola esta zona. A câmara municipal facilitará todo quanto possa fazer em auxílio da sua missão. (publicado no O ESTADO DE SÃO PAULO de 4 de agosto de 1911).
101 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: forças alemãs entram na BÉLGICA em 4 de agosto de 1914.
  96 a. República dos Conselheiros da HUNGRIA é exterminada depois de 133 dias de existência, em 4 de agosto de 1919. Forças romanas entram em BUDAPESTE e os dirigentes soviéticos saem do país, no que é considerado como a primeira derrota mundial do comunismo.   
  91 a. falece no dia 3 de agosto de 1924 o escritor TEODOR JOSEPH CONRAD KORZENIOWSKI. Nasceu em TERECHOWA, POLÔNIA, em 3 de dezembro de 1857. Sua biografia está compilada nestas minhas memórias por ocasião do lançamento da data de seu nascimento (3 de dezembro).
  86 a. nasce YASSER ARAFAT no CAIRO, no dia 4 de agosto de 1929. Filho do próspero comerciante ABDEL RAOUF AL-QUDWA, morto na guerra árabe-israelense de 1948. Participou do conflito levando armas e munição para o pai e um irmão. Em 1958, fundou no KUWAIT a FATAH, que transformou a causa dos refugiados na questão central do conflito entre as nações árabes e ISRAEL. Em 1969, assumiu a direção da ORGANIZAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (OLP). ARAFAT sobreviveu a mais de 50 tentativas de assassinato e vários golpes políticos e chegou ao apogeu da carreira política ao receber em 1994 o PRÊMIO NOBEL DA PAZ, que dividiu com o primeiro-ministro YITZHAK RABIN e o chanceler SHIMON PERES, de ISRAEL. Morreu no dia 11 de novembro de 2004. Há dúvidas sobre a data de seu nascimento, que pode ter sido em 24 de agosto.
 83 a. parte para o front, na Revolução Constitucionalista de 1932, com destino a JUQUIÁ, O BATALHÃO REDENTOR FILHOS DE IGUAPE.
 Na cidade de Iguape, SP (Vale do Ribeira), foi recrutado expressivo número de voluntários, que passaram a integrar o Batalhão Patriótico da cidade, que chamar-se-ia Batalhão Redemptor Filhos de Iguape, nome escolhido em virtude da “grandiosa cruzada da redempção” que seus componentes empreenderiam para a defesa de São Paulo.
                   No dia 28 de julho de 1932, a Comissão Municipal mandou confeccionar cartazes de propaganda do alistamento para a Guarda Paulista, que foram afixados nos lugares mais públicos da cidade.
A 1º de agosto, a Comissão do MMDC de São Paulo, Seção do Interior, solicitava o encaminhamento para a Capital, dos voluntários já apresentados, para serem devidamente treinados, pedindo ainda que a Comissão Municipal prosseguisse o alistamento de voluntários. A Comissão telegrafou ao MMDC comunicando que o serviço de alistamento continuava a ser feito com todo o entusiasmo e que alguns reservistas do município já haviam seguido para a Capital. Resolveu, ainda, telegrafar às subcomissões distritais, por intermédio dos subprefeitos, transmitindo-lhes os dizeres do MMDC da Capital.
Nesse dia, verificou-se inscrição de mais quinze voluntários, perfazendo um total de quarenta jovens inscritos até então. Assim, foi providenciada a confecção de quarenta fardamentos para uniformizar os voluntários alistados. Esse Batalhão Patriótico ficou aquartelado, antes da partida, nos prédios da Cadeia Velha e do Fórum da cidade.
Esse primeiro destacamento do Batalhão Redentor Filhos de Iguape partiu para o front no dia 4 de agosto, com destino a Juquiá para combater as forças getulistas ali instaladas. Para a partida desse batalhão, organizou-se uma grande comemoração, a fim de se homenagear aqueles bravos e destemidos jovens que partiriam rumo aos campos de batalhas, arriscando a própria vida para a defesa da honra de São Paulo.
Inicialmente, os integrantes do batalhão assistiram à missa celebrada pelo padre Henrique Harbeck. Logo em seguida, por uma comissão de senhoras iguapenses, foi servido chocolate quente e doces aos voluntários. Depois, apesar da chuva torrencial que caía sobre a cidade, o pelotão desfilou garbosamente pelas ruas centrais de Iguape, sob os entusiásticos aplausos do povo iguapense.
No Porto General Osório, onde se deu o embarque, ao lado das autoridades e de pessoas gradas, acotovelava-se a multidão. Coroando a cerimônia de despedida, duas moças da sociedade, num gesto que deixou transparecer o patriotismo e a fé da mulher iguapense, pregaram à farda dos voluntários medalhas com a efígie do Bom Jesus de Iguape. Fizeram-se ouvir vários oradores. Finalmente, debaixo da aclamação cívica dos que ficavam em terra, o vapor Rio de Una afastou-se, levando os bravos soldados.
Esse batalhão, composto por 41 voluntários, era comandado pelo sargento José Nogueira e levava a bordo também o diretor do Grupo Escolar de Iguape, professor Bento Pereira da Rocha. Incorporados a esse pelotão, seguiram dezessete jovens da cidade de Cananéia.
As correspondências endereçadas aos voluntários eram entregues pelo Correio Militar do MMDC, que as fazia chegar diariamente às linhas de frente. As correspondências eram entregues em envelopes abertos na Prefeitura Municipal, que as remetia para a agência do Correio local, que por sua vez se encarregava de remetê-las ao Correio Militar, em São Paulo
No total, até o final da Revolução foram alistados, segundo o livro de alistamento da Comissão Municipal, um número de 76 voluntários, inscritos no período de 23 de julho a 26 de setembro de 1932, e que incorporaram o Batalhão Redentor Filhos de Iguape. É preciso levar em conta que muitos revolucionários, cujos nomes não constam do mencionado livro, também participaram da Revolução. Portanto, o número de voluntários foi superior aos 76 soldados oficialmente inscritos. Esse número, somado aos 222 cidadãos que formaram a Polícia Municipal, perfazem um total oficial de 298 iguapenses que, direta ou indiretamente, prestaram sua colaboração à causa de São Paulo.
Segundo vários depoimentos, apenas cinco voluntários iguapenses, integrantes do Batalhão Redentor, saíram feridos dos campos de batalha, não havendo, felizmente, qualquer baixa.


  82 a. líder indiano MAHATMA GHANDI é preso por autoridades coloniais britânicas pelo seu chamamento à desobediência civil, em 4 de agosto de 1933.
  81 a. morre MARIE CURIE, pesquisadora polaca, em 4 de agosto de 1934, prêmio NOBEL DE FÍSICA em 1903.
  71 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: os exércitos aliados libertam FLORENÇA em 5 de agosto de 1944.
  69 a. GABRIEL VIDELA é eleito presidente do CHILE, em 4 de agosto de 1946.
  65 a. dois fortes terremotos atingem o oeste da VENEZUELA em 4 de agosto de 1950: a cidade de TOCOYO é totalmente destruída.
  61 a. do CRIME DA RUA TONELERO. CARLOS LACERDA sofreu um atentado, que matou o major–aviador RUBENS FLORENTINO VAZ, em 4 de agosto de 1954. O incidente teve amplas repercussões e resultou numa grave crise política. As investigações demonstraram o envolvimento de GREGÓRIO FORTUNATO, chefe da guarda pessoal de GETÚLIO VARGAS. FORTUNATO foi preso. O crime da RUA TONELERO fez crescer ainda mais a reação contra VARGAS e os oficiais generais exigiram o seu  afastamento. A pressão da oposição tornou-se cada vez mais intensa no Congresso e nos meios militares. Exigia-se a renúncia de VARGAS. Na madrugada de 23 para 24 de agosto, GETÚLIO tentou promover uma reunião especial do Ministério, mas chegou-lhe a notícia de que os oficiais mostravam-se irredutíveis e exigiam a renúncia. Incapaz de controlar a situação, GETÚLIO suicidou-se na madrugada de 24 de agosto de 1954, com um tiro no coração.
  60 a. jornal “EL TIEMPO”, o mais importante da COLÔMBIA, é fechado pelo governo militar, em 4 de agosto de 1955.
  58 a. falece WASHINGTON LUÍS PEREIRA DE SOUZA no dia 4 de agosto de 1957. Nasceu em MACAÉ (RJ) no dia 26 de outubro de 1869. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de BATATAIS. Intendente (prefeito) de BATATAIS em 1898/99. Deputado Estadual em 1904/06 e 1912/14. Líder da maioria na Câmara Estadual, no Governo RODRIGUES ALVES (1913/14). Secretário da Justiça e Segurança Pública (1906/12). Prefeito do Município  de São Paulo (1914/19). Presidente do Estado de São Paulo em 1920/24. Senador da República em 1925/26 e Presidente da República em 1926/30.     
  58 a. piloto argentino JUAN MANUEL FANGIO conquista o título de pentacampeão na Fórmula 1, em 4 de agosto de 1957.
  54 a. Parlamento britânico aprova a adesão do país à Comunidade Econômica Européia, proposta pelo Governo em 4 de agosto de 1961.
  51 a. da CIDA, esposa do 2º SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA. Ela nasceu no dia 4 de agosto de 1964.
  51 a. ESTADOS UNIDOS começam a bombardear o VIETNÃ DO NORTE, em 4 de agosto de 1964.
  51 a. das outras anotações realizadas em 4 de agosto de 1964 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 26º - 6 anos e 61 dias na FORÇA PÚBLICA – 73 dias como 2º TENENTE – 320 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O 3º SARGENTO ARGEMIRO CICERELLI retornou de suas férias. Era amanuense da 3ª Companhia, mas agora quero fazê-lo correspondente. Está trabalhando com o 1º SARGENTO SEVERINO, adquirindo prática no serviço que precisa desempenhar no futuro.
0 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN, do 11º BP, esteve no BATALHÃO DE GUARDAS e o levei até a presença do Comandante NÓBREGA. Meu compadre quer trabalhar no BG e, talvez o Comandante consiga interceder ao seu favor perante o Chefe do Estado Maior da FP.
Terminamos hoje com o serviço da secretaria com relação aos assentamentos dos sargentos que deverão ser promovidos a 7 de setembro. Agora falta o Comandante dar o conceito para os mesmos.
Durante a tarde desempenho as funções de professor com as aulas para soldados, cabos e sargentos. Isso preenche a tarde toda, fazendo com que gaste muita massa cinzenta.
Hoje estava escalado para representar o BG, às 20 horas, no Auditório “MAJOR ANTÃO”, onde será levada a efeito a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de BELO HORIZONTE.
Acontece que já eram 21 horas e o concerto ainda não havia começado. Às 21 horas, depois de muita espera, resolvo deixar o Batalhão. Viajo com o SARGENTO UMBELINO, que me traz de jeep até perto de casa. Em meu lar, ainda assisto o “PONTO CRÍTICO”, pelo canal 4. 
  50 a. dos apontamentos dos principais acontecimentos em 4 de agosto de 1965 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 26º - 7 anos e 61 dias na FORÇA PÚBLICA - 438 dias como 2º TENENTE - 685 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
É o dia do pagamento do BG, referente ao mês de julho. A tropa espera ansiosa que o tesoureiro vá buscar o dinheiro e acho mesmo que sou a pessoa mais importante da Unidade, nesta data.
Assim é que preparo a minha escolta e acompanhado do COMANDANTE ANSELMO, parto para o Serviço de Fundos. Comigo também vai o 2º TENENTE JOSÉ ROMEU, do Corpo Musical.
O CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU havia retirado ontem o dinheiro do BANCO DO BRASIL e hoje pagará vários tesoureiros. Encontro-me com os do CFA, CORPO DE BOMBEIROS, CORPO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO, SERVIÇO DE ENGENHARIA, SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA e alguns outros.
Recebo a quantia de 80.491.998 cruzeiros distribuída da seguinte maneira: 33.096.875 para a 1ª Companhia; 15.423.128 cruzeiros para a 2ª Companhia; 10.343.874 para a 3ª Companhia; 16.939.341 cruzeiros para a Companhia de Comando e 4.688.780 cruzeiros para os oficiais.
Será escusado dizer que o resto do expediente desta data é de muito trabalho, tendo de efetuar o pagamento das companhias e dos oficiais. Além disso, tenho de cuidar da 3ª Companhia, da qual sou o comandante. O SUB-TENENTE IVO DUARTE e o SARGENTO IZAC muito me auxiliam na subunidade.
Tudo transcorre bem e me sinto feliz por conseguir realizar esse pagamento num dia só (apenas 3 oficiais deixam de receber - MAJOR ALOÍSIO, CAPITÃO CARAMENHA e CAPITÃO MARINO.
Não dou aula hoje para os soldados. As praças recebem seus vencimentos e têm de pagar seus débitos.
Passo a tarde descansando em meu alojamento. Esta quarta-feira é chuvosa. Ainda na FIF, contabilizo o dinheiro que tenho em caixa e, sossegado, parto para a aula das 19:30 horas (agora nesse horário devido a pedidos de meus alunos).
O SARGENTO CHARLES, CABO LIMA e alguns soldados de serviço preparam uma janta e, às 21 horas, estou fazendo a refeição com eles. Tal como ontem, faço minha viagem de volta num ônibus MANDAQUI, chegando em casa quando são mais de 22 horas.
  50 a. nasce o político sueco FREDRIK REINFELDT, em 4 de agosto de 1965.
  45 a. da morte de OSCARITO, às 21:03 horas de 4 de agosto de 1970. Depois de intensa luta contra a morte faleceu no hospital do Instituto Brasileiro de Cardiologia, na GUANABARA, o popular ator de cinema e de teatro. Havia recebido a extrema unção e, na madrugada, o seu estado de saúde piorou de tal forma que foi considerado morto e só reanimado à custa de massagens e de injeção no coração. Ele foi internado no dia 25 de julho de 1970 depois de sofrer um derrame cerebral. OSCAR LOURENÇO JACINTO DA IMACULADA CONCEIÇÃO TEREZA DIAS, ou simplesmente OSCARITO, nasceu em MÁLAGA, ESPANHA, no dia 16 de agosto de 1906, mas sempre se considerou um “malandro carioca”.
  44 a. nasce o piloto de automóvel, americano, JEFF GORDON, em 4 de agosto de 1971.
  42 a. nasce o goleiro campeão mundial pela seleção brasileira MARCOS ROBERTO SILVEIRA REIS NASCIMENTO, em 4 de agosto de 1973.
  40 a. nasce MARCOS ROBERTO SILVEIRA DOS REIS, no dia 4 de agosto de 1975, em ORIENTE (SP). Ao longo de toda sua carreira profissional só jogou pelo PALMEIRAS e pela Seleção. Seus títulos mais importantes foram o da LIBERTADORES de 1999 e o da COPA DO MUNDO de 2002. Diz MARCOS ROBERTO a respeito do jogo PALMEIRAS 2 x CORINTHIANS 0, de 5 de maio de 1999, no MORUMBI, pela LIBERTADORES: “Imagine para um garoto disputar o primeiro jogo de mata-mata entre PALMEIRAS e CORINTHIANS na LIBERTADORES. A cobrança se eu errasse seria demais. Sair como o melhor em campo alavancou muito a minha carreira e fez com que a torcida começasse a me chamar de SÃO MARCOS. Naquele dia, realmente fiz milagre. No final do jogo, eu estava emocionado. Dediquei a vitória e a minha atuação aos meus pais, porque ninguém merecia mais do que eles aquela atuação que tinha acabado de ter”. 
  38 a. da eleição de RACHEL DE QUEIROZ para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, no dia 4 de agosto de 1977. Venceu a disputa com o jurista FRANCISCO CAVALCANTI PONTES DE MIRANDA e tornou-se a primeira mulher eleita para a ABL. A escritora, nascida em FORTALEZA, no CEARÁ, em 1910, ocupou a cadeira de número 5, que pertencia ao jornalista CÂNDIDO MOTA FILHO. RACHEL, parente do falecido JOSÉ DE ALENCAR, foi romancista e cronista consagrada. Seu primeiro livro, O QUINZE, foi lançado quando a autora tinha apenas 20 anos de idade. O sucesso repentino da obra colocou-a no cenário da literatura brasileira. 
  37 a. um decreto-lei assinado pelo presidente ERNESTO GEISEL proíbe a greve nos setores de segurança nacional e serviços de primeira necessidade, em 4 de agosto de 1978.
  37 a. nasce KURT BUSCH, piloto de automóvel, americano, em 4 de agosto de 1978.
  36 a. das anotações em 4 de agosto de 1979: mais uma viagem até POÁ. Minha mãe fala sobre minha filha MARIZE. Esteve três vezes na sua casa nesta semana. Meu filho MARIO conta que a MARIZE agrediu sua tia ROSA. Há queixa na delegacia de POÁ. Esse é um dos resultados da ALTA dada pelo Hospital Psiquiátrico da Cruz Azul.
Noticioso do CANAL 4 – meio-dia. No Congresso, projeto de extinção dos partidos. Acabou a greve dos caminhoneiros. As extensas filas de ontem nos postos de gasolina. Sepultamento de HAYA DE LA TORRE. PAULO SALIM MALUF encerrou mais um governo itinerante – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
Em GUARULHOS, saio com LUCINDA. Visitamos o SUPERMERCADO NISHI. LUCINDA vai buscar a GISLEIDE na casa dos pais e a levamos à Casa da Rua QUATRO BARRAS. Enquanto elas assistem televisão eu revejo agosto de 1975 em minha biblioteca. Assistem o último capitulo da novela FEIJÃO MARAVILHA e também PAI HERÓI. Em casa, mais um filme da série “O INCRÍVEL HULK” – RICKY. 
  34 a. morre MELVYN DOUGLAS, ator americano, em 4 de agosto de 1981.
  33 a. falece MÁRCIA DE WINDSOR, em 4 de agosto de 1982. 
  33 a. morre CARLOS SABAT ERCARTY, poeta uruguaio, em 4 de agosto de 1982.
  32 a. BETTINO CRAXI torna-se o primeiro chefe de governo socialista na ITÁLIA, em 4 de agosto de 1983, desde que a democracia se reestabeleceu.
  31 a. falecem: NAPOLEÃO VINCENT e CORONEL PM ALCIDES MORALLES, em 4 de agosto de 1984.
  31 a. república africana do ALTO VOLTA muda seu nome para BURKINA FASO, em 5 de agosto de 1984.
  29 a. nasce RICARDO FATY, jogador francês de futebol da A S ROMA, em 4 de agosto de 1986.
  28 a. falece o cantor DICK FARNEY, às 19:10 horas de 4 de agosto de 1987, na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, onde estava internado, com problemas respiratórios, desde o dia 12 de julho. Entre suas músicas: MARINA – COPACABANA – TERESA DA PRAIA.
CORONEL PM RALPH vem dar mais duas aulas de DOUTRINA DE EMPREGO DAS POLÍCIAS MILITARES. Continua falando sobre o Policiamento Ostensivo Comum e Especializado, discorrendo também sobre os princípios de planejamento. O procurador aposentado LOUREIRO dá suas 19ª e 20 [ aulas de DIREIRO DE PROCESSO PENAL MILITAR. Dá os princípios gerais do Processo Penal Militar, que irão cair na prova final de CULTURA JURÍDICA, em 6 de agosto.
DIREITO CONSTITUCIONAL: é a segunda matéria que termina para nós. A professora ANA MARIA MARTINS discorre sobre os partidos políticos nessas duas últimas aulas. Falta somente efetuar a prova final inserida no conjunto de CULTURA JURIDICA.
METODOGIA CIENTÍFICA: Professor RUIZ dá as linhas gerais para a efetuação de uma sinopse do trabalho de monografia. Fala a respeito de uma revista que o CAES pretende implantar. Após o encerramento dessas oito aulas, passo pelo 2º BPChq. Ali os oficiais me auxiliam com material para as provas de Cultura Jurídica.
Em casa assisto os jornais da GLOBO e passo a estudar DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR. Praticamente faço a prova que deverei apresentar na 5ª feira, dia 6 de agosto.
Furnas Centrais Elétricas vão demolir a casa de força na Usina Nuclear de ANGRA 1 para substituir um gerador de 300 toneladas que está queimado desde o dia 24 de junho. Os prejuízos são enormes: ANGRA 1 ficará desativada.  
  27 a. da tutela de PAULO CÉSAR, em 4 de agosto de 1988. Foi extinta em 25 de julho de 1998, com a maioridade completada.     
  27 a. falece JOSÉ HUGO CASTELO BRANCO, em 4 de agosto de 1988.
  25 a. falecimento de meu tio JOSÉ PINTO DA FONSECA (4 de agosto de 1990),  Nasceu em 3 de janeiro de 1902.
  24 a. falecimento do ator GEORGE OTTO, em 4 de agosto de 1991.
  23 a. falecimento do CARDEAL e EX-ARCEBISPO DE PRAGA - FRANTISEK TOMASEK, em 4 de agosto de 1992.
  23 a. transf. reserva: MAJOR MATA, em 4 de agosto de 1992. Na edição desta data o JORNAL DA TARDE dava detalhes das partidas de vôlei e de atletismo decisivas para o BRASIL na OLIMPÍADA DE BARCELONA. Além disso, o ministro da Educação, JOSÉ GOLDENBERG, havia pedido demissão após desentendimentos com o PFL, partido que apoiava o presidente FERNANDO COLLOR. A edição mostrava também como estaria o trânsito da capital com a volta às aulas.
  23 a. falecimento do ex–vice-Secretário do PARTIDO COMUNISTA CHINÊS e   integrante da GANG DOS QUATRO - WANG HONGWEN, em 4 de agosto de 1992.
  23 a. nascem os gêmeos DYLAN e COLE SPROUSE, atores norte-americanos, em 4 de agosto de 1992.
  22 a. assinatura de um acordo de paz que põe fim a três anos de guerra civil na TANZÂNIA, em 4 de agosto de 1993.
  21 a. falecem: o acadêmico, jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista brasileiro CYRO DOS ANJOS e ex–Ministro italiano GIOVANNI SPADOLINI, em 4 de agosto de 1994.     
  20 a. morrem: a atriz e diretora de cinema IDA LUPINO e o Major PM  LANDOALDO, em 4 de agosto de 1995.
  20 a. do infarto sofrido por JOÃO DE DEUS NOGUEIRA, no dia 4 de agosto de 1995.
  18 a. falece a mulher mais velha do mundo - JEANNE CALMENT. Tinha, comprovadamente, 122 anos de idade. Morre numa casa de repouso da cidade de ARLES, na FRANÇA, no dia 4 de agosto de 1997.
  18 a. do assassinato do SARGENTO GILSON BARRETO MORENO SILVA, quando uma quadrilha, usando casacos pretos, atacou o carro–forte que iria abastecer uma agência bancária no prédio da TELESP, na BELA VISTA, em 4 de agosto de 1997. Também foi baleado PAULO CÉSAR DA SILVA, funcionário da TELESP. Outras anotações nesta data: começa a esfriar nesta segunda-feira. Há ameaça de chuva. LUCINDA fica preocupada com a construção sobre a laje, pois o telhado foi retirado para as obras. Observo o trabalho dos pedreiros no antigo prédio da OLIVETTI, na VIA DUTRA, sentido GUARULHOS – SÃO PAULO, onde será inaugurado o SHOPPING INTERNACIONAL. No Metrô SE prossegue a exposição “SÉRTAS PESSOAS”, com essa grafia arrevesada, chamando a atenção do público para as 35 esculturas de papel-gesso, representando pessoas em diversas posições. Tenho uma manhã atarefadíssima no QCG, onde MICHEL e LUCÉLIO na manipulação do computador para um trabalho sobre a NOVA POLÍCIA. O CARMELO e o ALZENIR estão dando aula na Rua BRESSER. CRISTIANO cuida da OPERAÇÃO CRUZEIRO.
Não dá para ir ao MMDC. Retorno mais cedo para GUARULHOS. O tempo não agrada. Pela COPA CENTENÁRIO DE BELO HORIZONTE tivemos: CORINTHIANS 0 x MILAN 0; ATLÉTICO MINEIRO 2 x AMÉRICA MINEIRO 2.
Uma quadrilha usando casacos pretos ataca um carro-forte que iria abastecer uma agência bancária no prédio da TELESP, na BELA VISTA. Na fuga, cruzaram com uma viatura. O SARGENTO PM GILSON BARRETO MORENO SILVA foi internado em estado grave e veio a falecer agora à noite. Também foi baleado PAULO CÉSAR DIAS DA SILVA, funcionário da TELESP.
O presidente russo, BÓRIS YELTSIN, anunciou hoje o corte de três zeros no rublo, a partir de 1º de janeiro de 1998.
Revolta e indignação no enterro do medico MILTON JACOB BECHARA, de 38 anos, no Cemitério do ARAÇA. O Ex-ministro da Saúde, ADIB JATENE, e a cantora DANIELA MERCURY comparecem à cerimônia.
O Comandante do 21º BPMM, TENENTE-CORONEL PM JOÃO IZAÍAS BOSCATTI e o MAJOR PM ADEMIR VITURI, responsáveis pela ação de reintegração de posse na FAZENDA DA JUTA, foram hoje denunciados na Justiça por homicídio doloso e tentativa de homicídio.          
  17 a. da prisão do MANÍACO DO PARQUE - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA - em 4 de agosto de 1998.        
  17 a. da reinauguração do TEATRO RECORD, em 4 de agosto de 1998. Outras anotações nesta terça-feira: um vento frio, desagradável, atrapalha a nossa movimentação. Pego um lotação na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA às 9:30 horas. Continua interditada a Avenida TIRADENTES, sentido cidade-bairro, por causa da canalização do Córrego dos Japoneses. Essa canalização já foi feita e se prepara o trecho afetado para ser asfaltado. No MMDS LUZ continua a receber a posição de nossa PM com relação ao SARGENTO PM implicado na morte do delegado corregedor ALCIONI, ainda foragido. Outro assunto que está na boca dos policiais: o MANÍACO DO PARQUE, também sem paradeiro certo.
No MMDC, o TENENTE PM GUEDES vem tratar da participação da Sociedade no Aniversário da Corregedoria. Os CORONÉIS PM RODRIGUES, ALMEIDA e GÉRSON REZENDE receberão, respectivamente, as medalhas: CONSTITUCIONALISTA, MMDC e PEDRO DE TOLEDO.
Os veteranos PAULO DELFINO NOGUEIRA e MANUEL DE OLIVEIRA visitam o MMDC. O CORONEL CANAVÓ quer entregar um capacete ao GENERAL DE EXÉRCITO JOUBERT DE OLIVEIRA BRÍZIDA, atual Comandante do EXÉRCITO SUDESTE, que deixará esse posto em 25 de agosto. Faz ele contatos com o Comando Sudeste e eu mantenho a Chefia de Gabinete do Comandante Geral, através MAJOR PM ADAUTO, sobre essa situação.
O motoboy e patinador FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, suspeito de ser o MANÍACO DO PARQUE DO ESTADO, foi preso em ITAQUI, no RIO GRANDE DO SUL. Acusado de violentar e matar pelo menos oito mulheres, o motoboy estava sendo caçado por toda a polícia de SÃO PAULO. A prisão de FRANCISCO DE ASSIS deixou sua família aliviada. A reportagem completa de sua prisão está descrita na página 14ª do JORNAL DA TARDE(edição de 5 de agosto).  
  16 a. transf. reserva: Cel. EDUARDO SILVEIRA BELO e Major PM ANATALINO JOSÉ DA SILVA, em 4 de agosto de 1999.
  16 a. falece o ator VICTOR MATURE, em 4 de agosto de 1999.
  16 a. ao menos 518 pessoas morrem na REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO em um bombardeio sobre MAKANZA e BOGBONGA, localidades controladas por forças rebeldes, em 4 de agosto de 1999. Outras anotações nesta data (quarta-feira): uma manhã não muito fria. Trabalho no MMDS durante algumas horas. PASSOS recebeu um relatório desfavorável da atuação de CRISTIANO em reciclagem na Polícia Militar da BAHIA. Não houve grande aproveitamento nesse estágio que ainda não terminou.
Temos uma notícia que o senhor GERALDO FARIA MARCONDES vai mesmo ser operado dos intestinos. Poderá acontecer na sexta-feira, dia 6. Segundo o telefonema de dona JÚLIA para dona MARIA, ele está em boas condições para a intervenção cirúrgica.
Nesta tarde atrapalha-me bastante a filha de dona ANTONIA – MARIA DE LOURDES. A TUQUINHA está encalacrada em dívidas, podendo perder seu carro (não pagou duas prestações). Quer ela que eu arrume dinheiro numa financeira. Isso é algo muito desagradável. Já ajudei bastante a TUQUINHA, inclusive com um empréstimo recente de quatro mil reais, onde fui seu avalista.
Mando para o CORONEL PM MELLO ARAÚJO, presidente em exercício do MMDC, via fax, minuta da Convocação do CONSELHO SUPREMO em 17 de agosto. Mais tarde, via fone, disse ele que irá estudar a conveniência ou não de se fazer essa reunião. Essa situação do CORONEL PM MELLO ARAÚJO ser presidente, mas não comparecendo no MMDC, cria sérios problemas. Também converso, via fone, com o CORONEL PM GUIMARÃES sobre a relação dos recipiendários para o dia 2 de outubro.
Em casa, assisto parte de MÉXICO 4 x BRASIL 3 na decisão do título da COPA DAS CONFEDERAÇÕES. O BRASIL joga muito mal e perde o título para os mexicanos.
Pelo Campeonato Brasileiro, o CORINTHIANS vai a CAMPINAS e vence o GUARANI por 2 a 0. No MORUMBI, SÃO PAULO 6 x  BORAFOGO – RJ 1.
  15 a. da tragédia onde o policial federal ILTON ANTÔNIO DE ALMEIDA  matou com dois tiros o colega ROBERTO LAYSE COSTA, em  BRASÍLIA, no dia 4 de agosto de 2000. ALMEIDA queria sacar um cheque sem fundos na COOPERATIVA DE CRÉDITO DOS SERVIDORES DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA e COSTA, DIRETOR DA COOPERATIVA, não permitiu.
  15 a. da instalação da primeira cabine policial blindada, da cidade de SÃO PAULO, na esquina da AVENIDA SÃO JOÃO com RUA AUGUSTA, no dia 4 de agosto de 2000.
  15 a. rainha ELISABETH celebra seus cem anos de vida diante de 30 mil pessoas reunidas em frente ao palácio de BUCKINGHAM, de LONDRES, em 4 de agosto de 2000.

ACONTECEU EM 4 DE AGOSTO DE 2001 : -  SÁBADO
Madrugada agitada em casa. Por volta das 4 horas, o PAULO CÉSAR telefona para sua avó. Levou a KÁTYA, sua namorada, até a sua casa e, retornando com colegas, no carro do seu pai, teve problemas mecânicos com o veículo. LUCINDA acorda o JOÃO GOMES que vai auxiliar o filho. Ela fica acordada durante o resto da madrugada.
Uma manhã agradável neste sábado. LUCINDA conta o episódio da madrugada. O JOÃO GOMES conseguiu sanar a irregularidade no carro. Conta ela que dona JOSEFA, mãe do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, foi, finalmente, internada ontem. Sua operação poderá ser realizada hoje.
Telefono para minha mãe. Quero cumprimentar a esposa do meu primo, CABO PM RENATO VENTURA, a CIDA, que aniversaria hoje. Minha mãe diz que o velho comerciante de POÁ, o senhor JAMIL, faleceu numa UTI do hospital onde estava internado desde que foi atropelado. Tinha ele mais idade que minha mãe.
O PALMEIRAS acabou com a pose do bicho-papão deste início do CAMPEONATO BRASILEIRO. No embalo de LOPES, o VERDÃO fez 2 a 1, em cima do BAHIA. Em BELO HORIZONTE, a PORTUGUESA arrancou um empate com o AMÉRICA MINEIRO – 0 a 0.
    
OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA ACHIROPITA COMPLETAM 75 ANOS SOB A ÉGIDE DA PLURALIDADE e começam hoje. Antes identificado com os decanos da colônia italiana, o evento agora atrai jovens das mais variadas origens; arregaçam as mangas para dar cor e alegria ao velho  BIXIGA.

CARRO ARRASTA ATRIZ DO HOPI HARI POR 5 KM: - LÍGIA CARLA DE  MARCO, 21 anos, foi atropelada e morta por um MONZA em alta velocidade em CAMPINAS. Ela estava na garupa da moto do namorado, FÁBIO CADOR, que teve ferimentos leves. A policia deteve os ocupantes do carro, MARCELO RODRIGUES DE SOUZA e VALDINEI DA SILVA, que estariam bêbados. Dez pessoas tentaram linchar os dois.

O POLICIAL CIVIL GIOVANI MASI NETO, de 32 anos, do 78o.D P, nos JARDINS, foi assassinado pelo PM RONILDO PIVA NABARRO, de 25 anos, num posto de gasolina no bairro PAULICEIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, após uma discussão entre os dois. Houve um tiroteio, sendo que o PM saiu ferido na coxa direita. Consta que o PM atirou em legítima defesa.

Assisto na RECORD, às 22 horas, o filme SINDICATO DO CRIME e, a zero hora, na BANDEIRANTES, o CINE SINISTRO: HALLOWEEN – A MALDIÇÃO ESTÁ DE VOLTA. Uma pequena cidade vira um inferno depois que um feiticeiro a amaldiçoa.

2 002  :  - DOMINGO
Na madrugada, em PHOENIX, POPÓ venceu o nigeriano DANIEL ATTAH. Não foi desta vez que POPÓ voltou a nocautear. Pela terceira vez consecutiva ele venceu uma luta por pontos. A vitória serviu para manter os títulos mundiais dos superpenas da ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE BOXE e da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE BOXE, mas POPÓ, que tinha vencido as 29 primeiras lutas de sua carreira por nocaute, não vence pela via rápida deste janeiro de 2001.

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, usando o seu MONZA. Acompanha-nos o QUINQUINHA, um colega de música do JOÃO. O domingo apresenta-se agradável para a realização da viagem. Vamos encontrar dona ALICE atrapalhada com o almoço. Hoje quem está aniversariando é a esposa do RENATO VENTURA, a CIDA, mas não conseguimos lhe cumprimentar porque o telefone está com defeito. Minha mãe não se conforma com as mensagens gravadas e xinga as telefonistas. MARIZETE vem ver a sua avó. Conta-nos que ontem ela, ADALVO e FELIPE estiveram visitando uma tia–avó do ADALVO, na FREGUESIA DO Ó. Essa senhora completou oitenta anos e reuniu a família para a comemoração  de  tão marcante data. Lembramos que há doze anos, em 1990, falecia tio JOSÉ PINTO DA FONSECA (no dia 3 de janeiro de 2002 completaram–se CEM ANOS de seu nascimento).
Almoçamos por volta das 13 horas. Consigo tirar uma “soneca”, mas minha mãe não chega a dormir porque recebe a visita de sua amiga LILICA. Por volta das 16 horas, chega o RENATO VENTURA.

O PAYSANDU, time de BELÉM DO PARÁ, derrotou o CRUZEIRO por 4 a 3 no tempo normal, em FORTALEZA, fez 3 a 0 nos pênaltis e conquistou a COPA DOS CAMPEÕES, título que garante uma vaga na LIBERTADORES DA AMÉRICA de 2003.

O locutor esportivo GALVÃO BUENO, de 52 anos, da rede GLOBO, recebeu alta médica no final da manhã, após ser internado às pressas durante a madrugada, no Hospital VERA CRUZ LIFE CENTER. GALVÃO sentiu-se mal durante o programa CRIANÇA ESPERANÇA, realizado no GINÁSIO MINEIRINHO. O locutor sofreu uma intoxicação ou reação alérgica por ingestão de antibióticos, que seriam de uso regular.

QUATRO PESSOAS morreram e três ficaram feridas numa chacina ocorrida ontem à noite num bar na Rua COSTA DO VALADO, JARDIM TURQUESA, zona sul. Vários homens entraram no bar atirando. Duas pessoas morreram no local e outras duas no Pronto–Socorro JACIRA. A suspeita é de acerto de contas de traficantes.

No primeiro debate entre os quatro principais candidatos à Presidência da República, nesta noite na TV BANDEIRANTES, os líderes nas pesquisas de intenção de voto, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e CIRO GOMES, evitaram confrontos e tiveram mais tempo para apresentar suas propostas. Último colocado, ANTHONY GAROTINHO agiu como franco–atirador, elegendo como alvo preferencial JOSÉ SERRA e, depois, LULA e CIRO, que também tiveram de se defender e contra–atacar. Na segunda metade, os ataques se generalizaram. A ironia foi a arma mais empregada. Em seis blocos, o debate teve discussões sobre emprego, dívida externa, salário mínimo, impostos e educação, entre outros temas.

O jornalista JOAQUIM ANTÔNIO FERREIRA NETTO morreu às 21:25 horas, aos 64 anos, na UTI do INSTITUTO GASTROENTEROLOGIA DE SÃO PAULO, na RUA SÍLVIA, 276, BELA VISTA, na região central da cidade. De acordo com o último boletim médico, FERREIRA NETTO morreu de falência de múltiplos órgãos, decorrente da piora no quadro de doença hepática crônica. O jornalista estava em pós–operatório de cirurgia neurológica, feita para drenagem de hematoma intra–cerebral.
FERREIRA NETTO estava internado no IGESP desde o dia 11 de julho. Desde os 15 anos, trabalhou em vários jornais, rádios e em quase todos os canais de televisão, exceto a tevê Cultura.
O comerciante ROGÉRIO RODRIGUES DA FONSECA se recusou a acatar o toque de recolher imposto por quadrilhas de traficantes do JARDIM ÂNGELA, zona sul. Manteve a porta de seu bar aberta e por esse motivo teria sido assassinado por um grupo de oito homens encapuzados, nesta noite. A vingança sobrou também para os fregueses. Três foram mortos e cinco saíram feridos.
 
ISRAEL sofreu hoje seis ataques de extremistas palestinos que deixaram 13 mortos e mais de 70 feridos. No pior deles, um terrorista detonou explosivos em ônibus lotado. Morreram ele e outras nove pessoas. ISRAEL suspendeu reunião com a AUTORIDADE PALESTINA. Noutros dois incidentes morreram mais quatro pessoas.
 
ELEITO presidente da BOLÍVIA o candidato GONZALO SANCHEZ DE LOZADA, do Movimento Nacionalista Revolucionário. Ele derrotou o oposicionista EVO MORALES no colégio eleitoral do Congresso, pois nenhum dos concorrentes havia alcançado 50 % dos votos no pleito popular realizado em julho.

4 DE AGOSTO DE 2003  :  -   SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, tem nesta manhã uma audiência com o Comandante Geral, Coronel PM ALBERT0 SILVEIRA RODRIGUES, querendo ir sozinho, sem testemunhas, quando abordará sistemas atuais, procurando apontar as falhas existentes.

Na Assembléia Legislativa, uma sessão solene vai marcar o CENTENÁRIO DO CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO. Organizada pelo gabinete do deputado SIMÃO PEDRO, a homenagem terá a presença do Vice-Prefeito HÉLIO BICUDO. Do Secretário de Justiça e Cidadania ALEXANDRE DE MORAES; do deputado federal LUIZ EDUARDO GREENHALG; do presidente  da Radiobrás EUGÊNIO BUCCI,  do jurista DALMO DALLARI, do ex-ministro da Justiça MIGUEL REALI JÚNIOR e do ex-secretário estadual da Segurança Púbica, JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA.

Passo nesta manhã pela CORREGEDORIA PM a fim de conversar com o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, como combinamos na sexta-feira, 1º de agosto. Aconteceu que foi chamado ao Quartel do Comando Geral e não está na Corregedoria. Aproveito o tempo para ir receber um dinheiro que me foi descontado indevidamente pela Mútua dos Subtenentes e Sargentos (pertenço a essa Associação desde 1958, ocasião em fui promovido a sargento). Ali encontro o velho sargento MARTINS, agora reformado, que se lembra dos tempos que trabalhamos juntos na área centro. Quer ser caseiro agora que está sossegado.
Por volta das 12:30 horas, chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Logo recebo um telefonema do Sr. MARCONDES. Dá a notícia de sua reunião com o Cmt Geral, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Falou ele de suas mágoas com relação aos conselheiros: Cel ARY CANAVÓ, Cel PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, ROMEU CICCONE e ALEXANDRA FRANGULIS. Todos eles estão relacionados com os problemas criados pelo IPH no processo movido indevidamente por sujeitos desclassificados, cuja finalidade era se locupletar à custa de um restauro fraudulento do Monumento-Mausoléu. Perdemos tempo e credibilidade com as gincanas da justiça. Agora, baseado no acórdão do Tribunal de Justiça, o presidente pode discutir abertamente a lisura do contrato assinado com a NESTLÉ. Além desse assunto, que fatalmente voltará à tona na reunião do Conselho Supremo em 30 de agosto, o Sr. MARCONDES levou ao conhecimento do presidente do Conselho Supremo a escolha do vice-presidente, Cel ANTÔNIO CARLOS MENDES, que deverá ser homologada pelo Conselho Supremo, e das dificuldades encontradas no último 9 DE JULHO, por falta de entrosamento da Polícia Militar com a Sociedade. Através de contato telefônico, VICTÓRIO conta-me que AMÉRICO e RONALDO estão com chegada da PMBA prevista para hoje à tarde e amanhã irão apresentar um relatório a respeito. 
O Cel MENDES chega por volta das 14 horas. Ele está atrapalhado por causa da solenidade na loja maçônica, hoje à noite, quando serão recepcionados maçons franceses. Mesmo assim, acompanha-me na reunião que temos nesta tarde, pela Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Entregamos ao presidente FRANCISCO GIANNOCCARO cópia da primeira ata do CONSELHO SUPREMO da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, em maio de 1959, realizada na Associação Comercial. GIANNOCCARO leva ao conhecimento dos membros da Comissão Cívica e Cultural. Estão presentes: VIVIANO FERRANTINI, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, DANIELLA FERRAZ, EDIMARA DE LIMA RODRIGUES COELHO, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, NELLY FERREIRA CANDEIAS, OGG POZZOLI, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MARCELO ANDRÉ TOMELIM, ALFREDO BRUNO JÚNIOR e FRANCISCO RAIMUNDO DE OLIVEIRA. Falou-se da visita de oito componentes da Comissão ao quartel do COMANDO MILITAR DO EXÉRCITO SUDESTE, no dia 31 de julho. Vários integrantes da Comissão não foram avisados, como por exemplo o Cel MENDES e eu. GIANNOCCARO lê um artigo publicado no O ESTADO, redigido pela doutora NELLY CANDEIAS, a respeito do esquecimento do povo brasileiro para com as datas nacionais e os símbolos da Pátria. O presidente agradece o recebimento do COLAR DO CENTENÁRIO, do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, entregue na solenidade de 30 de julho, à Comissão Cívica e Cultural. Foi lido um trabalho sobre o DUQUE DE CAXIAS, que deverá ser publicado no DIÁRIO DO COMÉRCIO. Falou-se também do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH, encruado na Comissão Estadual de Honrarias e Méritos. Depois, a comissão passa a discorrer sobre o SETE DE SETEMBRO. Estamos sem verba para fazer grandes coisas na data. Uma comissão é criada para se estudar um esboço de projeto a cerca dessa solenidade.  Notamos que há certa ciumeira na Associação Comercial por parte de pessoas que não aceitam a Comissão Cívica e Cultural. No entanto, o presidente GIANNOCCARO continua firme no intuito de divulgar os eventos principais, embora tenhamos alguns entraves.
Terminada a reunião, voltamos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Na Rua ANITA GARIBALDI, cruzamos com o Cel PM Res WLADIMIR DE OLIVEIRA REIS. Conta-nos que dois coronéis estão internados na CRUZ AZUL; o Cel. PM Res FERNANDO ERNESTO BALESTRERO FLÓRIO, com sérios problemas coronários, e o Cel. Res ALBERTO NOGUEIRA SCHIAVETTI sofrendo de complicações pulmonares.  
Agora, o Cel MENDES corre para a maçonaria para desenvolver a solenidade de boas vindas aos maçons franceses, no palácio do GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO. Na sessão magna conjunta das lojas BEIT-EL No. 1.788 e FRATERNIDADE ATLÂNTICA No. 1.267, haverá entrega de título de loja excelsa irmã à respeitável Loja FRATERNIDADE ATLÂNTICA, ORIENTE DE NEUILLY – BINEAU – FRANÇA. Está previsto um jantar no NACIONAL CLUBE, ainda na noite desta segunda-feira. Retorno a GUARULHOS. Em casa, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, ainda em gozo de férias, está acompanhado do ANDRÉ. Isso significa que tem problemas com o carro. O ANDRÉ é antigo companheiro de infância do JOÃO e sempre que há problemas no carro ele socorre o amigo.

O CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES vai participar da Sessão Magna Conjunta das Lojas BEIT-EL Nº 1788 e FRATERNIDADE ATLÂNTICA Nº 1267. Entrega de título de loja excelsa irmã à respeitável loja FRATERNIDADE ATLÂNTICA Nº 1267, ORIENTE DE NEUILLY – BINEAU – FRANÇA. A sessão é abrilhantada com: LA MARSEILLAISE, HINO NACIONAL BRASILEIRO, HINO À BANDEIRA, PARIS BELFORT e HINO À MAÇONARIA. O CORONEL MENDES presenteia-me com um CD desses hinos.
   
A ginasta DANIELE HYPÓLITO, no individual geral, e os atiradores FÁBIO COELHO, na carabina de ar, e JANICE TEIXEIRA, na fossa olímpica, conquistaram hoje mais três medalhas de bronze para o BRASIL nos JOGOS PANAMERICANOS DE SANTO DOMINGO. Agora, o País soma seis medalhas no PAN: duas de prata e quatro de bronze. A seleção masculina de vôlei estreou com uma vitória fácil sobre o CANADÁ por 3 a 0.

A temperatura subiu hoje no mercado financeiro brasileiro. O clima negativo da semana passada aumentou sob os efeitos de ingredientes como especulação, incertezas sobre a reforma da Previdência e rumores sobre a demissão do ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, que dominaram logo cedo o mercado de LONDRES. No momento de maior nervosismo, o risco-BRASIL chegou a bater 901 pontos, o patamar mais alto desde 11 de abril. O dólar atingiu os R$ 3,11 caindo depois para R$3,07. O risco-BRASIL acabou ficando em 895 pontos.

O crítico de arte do jornal O GLOBO, WILSON COUTINHO, de 56 anos, foi encontrado morto em casa, hoje, pela namorada, CHICA GRANCHI. Amigos informaram que a causa da morte foi um infarto. O corpo do jornalista, que também era professor de Filosofia e tinha uma filha de 17 anos, será cremado amanhã à tarde no Cemitério do CAJU, na zona portuária. O artista plástico RUBEM GRILO contou que CHICA considerou estranho o fato de não ter conseguido falar com o namorado pelo telefone na tarde do domingo, pois o casal tinha marcado um encontro. Hoje pela manhã, ela ligou para GRILO e pediu que ele a encontrasse na casa de COUTINHO, em LARANJEIRAS, na zona sul. “Eles tinham o hábito de se falar várias vezes ao dia. CHICA ligou insistentemente, mas ninguém atendia. Eu falei com o WILSON por volta do meio dia de domingo e não havia nada fora do habitual. Foi um choque, essas coisas não têm hora marcada”, contou GRILO. No mês passado, COUTINHO trocara um cargo na RIO ARTE – órgão da prefeitura carioca onde trabalhou por 11 anos – pelo de assessor especial da Secretaria Estadual da Cultura, a convite da secretária HELENA SEVERO. Na RIO ARTE, editou três coleções de livros: PERFIS DO RIO, CANTOS DO RIO e ARENAS DO RIO, sobre personalidades, locais e temas à cidade, respectivamente.

ROSÂNGELA MAIA saiu de casa na noite de ontem, no bairro AEROPORTO, em BARRETOS, na região de RIBEIRÃO PRETO. Deixou as cinco filhas sozinhas. Incumbiu a mais velha, GLEICE, de 13 anos, de tomar conta das irmãs, uma delas deficiente. GLEICE, porém, aproveitou a ausência da mãe e resolveu sair também, tomando o cuidado de trancar a porta. Momentos depois, um fósforo riscado pela garota deficiente bastou para iniciar um incêndio que destruiu tudo na casa onde a família morava. A sorte das meninas foi a coragem de JÉSSICA, de 11 anos, que salvou as irmãs menores. JÉSSICA não se desesperou e ajudou  as irmãs. Abriu a janela de um dos quartos e colocou as outras garotas em segurança. Sem um arranhão. Só então saiu correndo. Depois, retirou de casa as irmãs LARISSA, de 7 anos, LETÍCIA, de 3 e a deficiente, de 8 anos. Todos os móveis e eletrodomésticos da residência queimaram, mas ninguém ficou ferido. A casa de um vizinho também foi parcialmente atingida pelo fogo. O incêndio começou por volta das 21:30 horas.

O escritor mineiro RUBEM FONSECA venceu por unanimidade o Prêmio JUAN RULFO 2003, oferecido pela Feira Internacional do Livro de GUADALAJARA, no MÉXICO, aos grandes nomes da literatura latino-americana. O prêmio de cem mil dólares será entregue em novembro. FONSECA é o segundo escritor brasileiro a receber o prêmio. A carioca NELIDA PIÑON foi agraciada em 1995.
     
PORTUGAL declarou hoje estado de calamidade pública devido aos mais graves incêndios florestais das últimas décadas no País. A descoberta do corpo carbonizado de uma mulher na região de SERTÁ aumentou  para dez o número de vítimas do fogo desde a semana passada. Uma onda de calor e a seca propagaram incêndios também em outros países europeus, onde as temperaturas batem recordes. Na ESPANHA, o calor já matou cinco pessoas e na ALEMANHA, sete.

Centenas de civis comemoraram hoje a chegada à LIBÉRIA das primeiras forças de paz de países do Oeste da ÁFRICA. Uma tropa de 200 soldados nigerianos foi recebida no aeroporto da capital, MONRÓVIA. Eles são parte de uma força total de 3.250 militares que tentarão pôr fim a 14 anos de matanças e supervisionarão a partida do presidente CHARLES TAYLOR, acusado de crimes de guerra na vizinha SERRA LEOA por um tribunal da ONU.

As forças americanas no IRAQUE capturaram 80 pessoas em uma operação em TIKRIT, a cidade onde SADDAM HUSSEIN foi criado, e anunciaram que a prisão do ex-ditador iraquiano é “apenas uma questão de tempo”. Entre os detidos, estariam dois funcionários de médio escalão do regime deposto. A operação envolveu cerca de 300 soldados, veículos blindados e helicópteros. TIKRIT (norte), um dos bastiões da resistência, forma com BAGDÁ (centro) e FALLUJAH (oeste) os vértices do chamado TRIÂNGULO SUNITA, foco de ataques às forças ocupadoras.

JAMES WELCH, escritor cujos livros sobre a vida dos índios americanos lhe deram fama internacional, morreu nesta segunda-feira, em sua casa em MONTANA, aos 62 anos. Ele lutava contra um câncer no pulmão desde outubro de 2002 e morreu por causa de um ataque cardíaco. WELCH publicou seu primeiro livro, WINTER IN THE BLOOD, em 1974. Era um índio americano nato, nascido em MONTANA. Ao todo, publicou sete livros. Sua primeira obra de ficção, FOOLS CROW, de 1986, foi a vencedora do LOS ANGELES TIMES BOOK PRIZE. 
     
FREDERICK ROBBINS, médico pediatra, um dos ganhadores do Prêmio NOBEL de 1954 por pesquisas com o vírus da poliomielite, faleceu aos 86 anos, de infarto, em CLEVELAND, nos EUA.

2 004:  -  QUARTA-FEIRA
Melhora a temperatura. Já se pode sair de casa sem agasalho. Na estação SÉ-METRÔ estão colocando painéis que retratam grandes momentos de vários fotógrafos, ainda nas comemorações pelos 450 anos de SÃO PAULO. Isso no centro do saguão. Para quem desce do trem, como eu, vindo da linha TUCURUVI, do lado direito, vai ver uma série de bonecas vestidas com diversos figurinos. É uma outra exposição que também começa hoje.
Chego tarde no MMDS. Pouco dá para conversar com os oficiais. RONALDO está interessado num DVD – O PACIENTE INGLÊS, um dos grandes romances transportados para o cinema, com cenas indescritíveis do EGITO, por ocasião da 2ª GRANDE GUERRA. Traições na guerra e no amor são narradas com grande intensidade nessa trágica história. VICTÓRIO não gosta do enredo e nos censura porque estamos envolvidos nesse filme desde ontem (são quase três horas de duração). FALECEU nesta quarta-feira um dos coronéis da velha guarda, LUIZ FELIPE PESSANHA (iria completar 85 anos em 4 de setembro). Durante o tempo que servi no CPChq (sediado nos fundos do GINÁSIO DELPHIN BALANCIER), PESSANHA era assíduo nos jogos de volibol das terças e quintas-feiras, dos anos 70/80.
Passo pelo MMDC para levar a dona CÉLIA uma lista dos comandantes do exército constitucionalista, que ela pediu ontem. O VASCO e ela estão no aguardo da chegada de um computador prometido pelo GENERAL BUENO. Acontece que o crédito automático, conseguido a duras penas, está em vias de não ser realizado, caso o computador não chegue hoje, pois o prazo exigido pelo BANESPA para o encaminhamento da lista de descontos é hoje. O Sr. MARCONDES não está presente nesta tarde. Enquanto isso, na PRAÇA JOÃO MENDES, os funcionários do judiciário fazem sua reunião (estão em greve há mais de um mês). O barulho é intenso e não dá quase para conversar na Sociedade. Dona CÉLIA fala dos problemas financeiros e das dívidas do MMDC. O CORONEL RENALDO ainda nada conseguiu junto à Secretaria da Cultura e nem vai conseguir enquanto não se pagar o INSS atrasado que a Sociedade deve a alguns meses. E onde arrumar o dinheiro? Esse deve ser o maior problema do presidente nesse início de agosto.
Converso, via fone, com a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, que secretariou uma reunião acontecida depois de minha saída da Diretoria Executiva. Ela está no aguardo de uma determinação do presidente quanto à feitura da ATA da reunião. Nela, o Sr MARCONDES dissera que iria se demitir. Depois, voltou atrás e lhe deu ordem para aguardar uma sua resolução. Os diplomas das medalhas MMDC, entregues aos alunos do CPOR, em solenidade no início de julho, não foram confeccionados e o impasse está na demissão do Cel MENDES, como secretário das Medalhas, em 7 de julho. O Sr MARCONDES precisaria escolher um novo secretário e isso ele não quer fazer.
Já estou em casa quando recebo um telefonema do repórter MARCELO GODÓI, de “O ESTADO”, querendo me entrevistar para contar episódios passados na minha Corporação, durante o meu tempo na ativa. Ele já conversou com os coronéis ANTÔNIO CARLOS MENDES, EDUARDO MONTEIRO, NIOMAR CYRNE BEZERRA, HERMES CRUZ e muitos outros. Está preparando uma tese de mestrado, na USP, sobre a POLÍCIA MILITAR. Fica marcada a data de 10 de agosto, às 9 horas, em casa, para essa entrevista.

Assisto, nesta noite, a vitória, de virada, do CORINTHIANS, sobre o VASCO, em SÃO JANUÁRIO, no RIO, por 3 a 1. Consolidou sua recuperação no CAMPEONATO BRASILEIRO e subiu do 15º lugar na tabela para o 10º lugar. JÔ entrou no segundo tempo e marcou dois gols.  O outro gol corintiano foi de ÂNDERSON. Outros resultados desta quarta-feira: GRÊMIO 3 x SANTOS 1; PALMEIRAS 0 x GOIÁS 3; PONTE PRETA 3 x FLUMINENSE 2; PAYSANDU 2 x ATLÉTICO MINEIRO 1; FIGUEIRENSE 1 x GUARANI 1; SÃO CAETANO 0 x ATLÉTICO PR 3; PARANÁ 0 x CRICIÚMA 3; CORITIBA 1 x FLEMENGO 0.

O atraso de quatro horas para o início do jogo, provocado pela chuva, não fez bem a GUSTAVO KUERTEN. Inconsistente, o tenista brasileiro perdeu para o australiano LLEYTON HEWITT, na segunda rodada do MASTERS SERIES DE CINCINNATI. Foi a terceira derrota de GUGA em quatro jogos disputados entre os dois ex-líderes do ranking mundial.

FALECEU, aos 57 anos, nesta Capital, o doutor CARLOS ALBERTO BASTOS DE MATOS. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de SÃO FRANCISCO (turma de 1974), ex-delegado de Polícia, ex-promotor de Justiça e juiz de Direito aposentado, possuía sólida cultura humanista. Por mais de duas décadas foi professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de FRANCA. O corpo está sendo velado no pátio da Faculdade de Direito de FRANCA, de onde sairá o féretro, amanhã, para o Cemitério da Saudade, naquela cidade.

O deputado PASCHOAL THOMEU, 78 anos, candidato a prefeito de GUARULHOS, está internado na UTI do INSTITUTO DO CORAÇÃO. No sábado, 31 de julho, ele chegou ao hospital com gastrite hemorrágica. Na segunda, dia 2 de agosto, por causa de insuficiência respiratória, em decorrência de tabagismo, foi levado à UTI. Seu quadro é regular e está evoluindo segundo boletim médico.

Completou-se hoje o terceiro dia de trabalho dos bombeiros para controlar o fogo que começou segunda-feira, dia 2, na USINA DE TRATAMENTO ECOLÓGICO DE PNEUS, em GUARULHOS. Mais de dois milhões de litros de água já foram usados para combater o fogo que, apesar de apagado, volta a formar chamas por causa do material. Os trabalhos dos bombeiros continuarão amanhã.

Uma garrafa de uísque ROYAL SALUTE 50 foi leiloada na quarta-feira em SÃO PAULO, no restaurante BARETTO, no HOTEL FASANO. A garrafa é de porcelana com rótulo e tampa de ouro (24 quilates) e prata. Foi arrematada por 48 mil reais. O dinheiro será doado à instituição de caridade ASSOCIAÇÃO OBRA DO BERÇO. O evento foi comandado pelo leiloeiro ROBERTO DE MAGALHÃES GOUVÊA, especialista em obras de arte. GOUVÊA não cobrou pelo trabalho. Atuou como voluntário.

O PAPA JOÃO PAULO II nomeou o bispo dom AIRTON JOSÉ DOS SANTOS, de 48 anos, para a DIOCESE DE MOGI DAS CRUZES. Atual bispo-auxiliar de SANTO ANDRÉ, ele substituirá dom PAULO MASCARENHAS ROXO, de 76 anos, que aguardava o nome do sucessor desde o ano passado. Mestre em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana, de ROMA, dom AIRTON é bastante próximo do cardeal dom CLÁUDIO HUMMES, arcebispo de SÃO PAULO.

A empresa de brinquedos japonês TOMY CO. informou nesta quarta-feira que vai realizar no JAPÃO e nos EUA um recall de 626 mil bonecos de pelúcia do personagem PIKACHU, do desenho animado POKÉMON. Motivo: foram encontradas agulhas dentro de alguns dos brinquedos. O prejuízo da empresa deve ultrapassar 9 milhões de dólares.
 
Considerado um dos grandes nomes da fotografia do século XX, HENRI CARTIER-BRESSON morreu na segunda-feira, dia 2 de agosto, e foi enterrado hoje em ISLE-SUR-LA-SORGUE, no sul da FRANÇA. Ele, que completaria 96 anos no próximo dia 22, já estava bastante doente e se recusava a comer, mas a causa da morte não foi divulgada. Nascido em CHANTELOUP e filho de um industrial, CARTIER-BRESSON estudou artes plásticas, filosofia e começou a fotografar no início da década de 30, fazendo fotos no MÉXICO, na FRANÇA e na ESPANHA. Avesso a imagens arranjadas e com cenários falsos, ele foi o criador de um conceito de fotografia a que chamou de “instante decisivo”. Ou seja, quando todos os elementos estão na posição ideal para serem registrados. Em 1947, ele foi um dos fundadores da agência MAGNUM, junto com ROBERT CAPA, DAVID SEYMOUR e GEORGE RODGER, também considerados mestres da fotografia. Ele deixou a agência em 1996 e chegou a pedir para que destruíssem suas fotos. Mudou de idéia convencido por um amigo e continuou publicando nos principais jornais e revistas do mundo e editou seus próprios livros. Em 1954, foi o primeiro fotógrafo do ocidente a entrar na então UNIÃO SOVIÉTICA, um ano depois da morte de JOSEF STALIN. Também registrou a GUERRA CIVIL ESPANHOLA, a liberação de PARIS na Segunda Guerra. Nesse período, entrou para o exército francês, mas foi preso por alemães. Logo que conseguiu fugir, voltou ao trabalho. Continuou viajando o mundo em busca de imagens como o fim do domínio inglês e a morte de MAHATMA GANDHI, na ÍNDIA. Na CHINA, registrou os primeiros anos do mandato de MAO TSÉ TUNG. Além da cobertura de fatos jornalísticos, CARTIER-BRESSON fez retratos de personalidades diversas, como o escritor americano WILLIAM FAULKNER e revolucionários chineses. Em 2003, sua segunda mulher, a fotógrafa MARTINE FRANCK, criou a Fundação HENRI CARTIER-BRESSON, em PARIS. Na inauguração, foram expostas as suas fotos e as de outros 80 fotógrafos selecionados por ele. Nos últimos 20 anos de vida, ele se afastou da fotografia para se dedicar à pintura.

A professora que chocou a sociedade americana ao manter relações sexuais com um menino de 12 anos foi libertada hoje, após passar mais de sete anos na prisão. MARY KAY LETOURNEAU, de 42 anos, deixou o Centro Correcional para Mulheres, de WASHINGTON. MARY foi detida em 1997, aos 34 anos, acusada de estupro de um de seus alunos da sexta série. VILI FUALAAU, de 12 anos, mantinha relações com MARY desde 1996. A professora, na época, casada e mãe de quatro filhos, engravidou do rapaz em 1997 e deu à luz uma menina. Ela foi acusada de estupro de menor e sentenciada a sete anos e meio de prisão. Após seis meses, ela prometeu não se encontrar com o rapaz e acabou recebendo liberdade condicional. Mas em fevereiro de 1998, o casal foi surpreendido pela polícia e MARY mandada à prisão. No último encontro, ela ficou grávida e deu à luz outra filha de FUALAAU, em outubro de 1998. As duas meninas, de 6 e 7 anos, são criadas pela avó paterna. MARY afirmou que deseja recuperar seus filhos. Ela está proibida de manter contato com o pai das crianças. No mês passado, na FLÓRIDA, a professora DEBRA LAFAVE, 23 anos, que manteve relações sexuais com aluno de 14 anos, foi presa e aguarda julgamento.

O presidente da AUTORIDADE PALESTINA, YASSER ARAFAT, completou hoje 75 anos confinado na semidestruída sede do governo em RAMALLAH, na CISJORDÂNIA. ISRAEL mantém ARAFAT cercado pelo Exército há mais de dois anos em RAMALLAH e se recusa a negociar com ele, acusando-o de nada fazer para conter os ataques de grupos palestinos a alvos israelenses. Os EUA também se recusam a dialogar com ele e a ONU o pressiona a promover reformas. Para os palestinos, ARAFAT ainda é seu símbolo de luta e independência, embora seja crescente a insatisfação entre a população e em sua própria facção, a FATAH, com seu estilo autocrático, a ampla corrupção na AP e a falta de lei nos territórios.

Tanques de ISRAEL avançaram hoje no norte da FAIXA DE GAZA, estendendo o controle sobre uma ampla área que abarca JABALIYA. Até então, a invasão se restringia a BEIT HANOUN, de onde palestinos lançam foguetes contra ISRAEL, e RAFAH, no sul do território. Cinco palestinos foram mortos hoje pelos israelenses, três deles (um homem e dois garotos de 10 a 15 anos) quando o Exército abriu fogo numa área residencial. Os militares alegam que um dos três estava armado, mas os palestinos negam. Os outros dois morreram em confrontos. Por causa da onda de seqüestros, a ONU retirou hoje parte de seu pessoal da FAIXA DE GAZA e os EUA exortaram os americanos a deixar essa região e adiar viagens a ISRAEL e à CISJORDÂNIA.

REJEITADO pelo presidente ABDUL KALAM, da ÍNDIA, o pedido de clemência do hindu DHANANJOY CHATTERJEE, condenado à morte por estuprar e matar uma menina de 14 anos, em 1990. Essa deverá ser a primeira execução na ÍNDIA em mais de uma década. Em NOVA DÉLHI.

         
2 005  :  QUINTA-FEIRA      /516218 8420184/ VOL VI
Na Igreja de SÃO RAFAEL, no LARGO DE SÃO RAFAEL, MÓOCA, às 20 horas, será rezada a missa de sétimo dia por intenção da alma do CORONEL PM Res ROBERTO LEMES DA SILVA.

VICTÓRIO conta-me problemas de família envolvendo uma sua irmã, CILENE, de 41 anos, que está encrencada em dívidas. O seu marido sempre foi atrapalhado. Está desempregado. A mulher precisa cuidar da família e sem recursos foi emprestando dinheiro e agora está em situação aflitíssima. O major teme que algo mais grave possa acontecer e está arregimentando uma “vaquinha” para ajudá-la. Outros assuntos no MMDS transcorrem sem grandes atropelos nesta data.
Já não posso dizer o mesmo com relação à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA não conseguiu um número bom de conselheiros para a sua terceira plenária. Por ter sido convocado para prestar depoimento no Tribunal de Justiça Militar, como testemunha de oficiais superiores envolvidos num processo, na data de 3 de agosto, ele foi obrigado a transferir a reunião do Conselho Deliberativo para hoje. Quando chego na Sociedade, encontro o GENERAL BUENO conversando com o presidente da Diretoria Executiva, CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI sobre o acontecimento de 20 de julho quando CARVALHOSA levou crianças para visitar o Monumento-Mausoléu, colocando-as em perigo, pois o obelisco está em obras. Seus advogados entraram com pedido de cassação de liminar que CARVALHOSA apresentou para entrar no Monumento. O pior é que o CORONEL ARY CANAVÓ estava acompanhado do CARVALHOSA e teria dado ordens para os policiais militares de serviço para abrir o portão do obelisco. Um pouco depois, numa cena que não assisti, pois fui atender o veteraníssimo GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, que está pagando suas anuidades atrasadas e voltando à atividade no MMDC, o GENERAL BUENO não quis estender a mão para o CORONEL ARY CANAVÓ, originando um bate-boca entre os dois, apartados pelo CORONEL PM Ref MONTEIRO, ali presente. O presidente GINO e eu somos convidados para assistir a reunião do Conselho Deliberativo (pedimos licença para não exercer o cargo de conselheiro enquanto estivermos participando da Diretoria Executiva, tal como também fez o CORONEL MENDES, que hoje não comparece na Sociedade). Estão presentes os conselheiros: WÁLTER TAVERNA, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, CORONEL CANAVÓ, GENERAL BUENO, MAJOR CODELO, MAJOR ARRUDA, CAPITÃO MERLO, SCALEA, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, CORONEL GUIMARÃES. O advogado ROMAGNOLI participa da reunião como diretor jurídico. Outro convidado é o ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM.
Acontece que no meio da reunião somos obrigados (o GINO, ROMAGNOLI e eu) a atender dois oficiais da Promotoria que estão vistoriando a Sociedade. Trata-se de um procedimento de Termo de Concessão/Permissão de Espaço, do Ministério Público do Estado de SÃO PAULO, cujo encarregado é o promotor CARLOS ALBERTO AMIN FILHO.
O JAIRO confirmou como VICE-PRESIDENTE do Conselho Deliberativo o GENERAL DE BRIGADA Ref EUCLYDES BUENO FILHO e como 1º Secretário o CORONEL Ref ARY CANAVÓ (ironia do destino, pois ambos são desafetos e se detestam). A 2ª Secretária passa a ser a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. A situação financeira da Sociedade foi um dos pontos a ser ventilado e não consegui entender como irá ser resolvido esse problema. Várias propostas de nova sede, de angariar dinheiro, e outros assuntos são discutidos na reunião, mas isso me faz lembrar, mais uma vez da famosa “Assembléia dos Ratos”, onde eles se reuniram para saber como poderiam escapar de um gato. Um deles teria afirmado que a situação era fácil, pois bastava colocar um guiso no pescoço do gato. Quando o mesmo se aproximasse, o guiso o denunciaria e pronto, os ratos não precisariam mais temê-lo. Foi ovacionado pelos presentes, mas a assembléia não chegou a uma solução, pois faltou aquele que iria colocar o guiso no pescoço do gato. A mesma coisa é na Sociedade. Brilhantes idéias surgem, são aplaudidas, mas falta aquele (ou aqueles) que irá (ou irão) resolver o impasse.
Vamos deixar o MMDC depois das 17 horas. Regresso para casa mais uma vez desiludido com tanto palavratório, mas sem que algo de prático fosse resolvido. O GINO contou que a visita ao LEVENSTEIN, ontem, foi um fracasso. A abertura do LIVRO DE OURO seria somente com uma quantia de trezentos reais. O MENDES achou irrisória essa doação do LEVENSTEIN e não abriu o LIVRO DE OURO.
Em casa, atendo um telefonema do meu ex-motorista, SARGENTO Ref ÉDSON CORTEZ. Ele está necessitando de um auxílio para uma pessoa que está com sérios problemas na próstata e não tem dinheiro para custear os exames exigidos pela Beneficência Portuguesa. Por sua vez, o Hospital das Clínicas só atende casos graves que sejam encaminhados por médicos. Seria o caso do médico que cuida desse senhor elaborar um pedido circunstanciado ao HC.
Por telefone, cumprimento a CIDA, esposa do meu primo SARGENTO RENATO VENTURA, que hoje está aniversariando. Atende-me e diz que vários parentes estão reunidos em sua casa, para uma pequena comemoração; meu irmão CARLOS também está presente.   

No famigerado processo cuja requerente é FIAMMETTA EMENDABILI e requerido a S/NAZCA (restauro do Monumento-Mausoléu), a juíza dá novo despacho: “Nada há a prover quanto à questão da execução da multa, ora suspensa por força de interposição de agravo, onde se concedeu efeito suspensivo. Certifique o cartório se os honorários periciais foram depositados, bem como se algum dos agravos anteriormente interpostos contra o despacho saneador já foi julgado. Após, tomem-me com os autos da medida cautelar inicialmente interposta. Defiro a continuidade das obras de restauração, na forma anteriormente determinada, em face da juntada do laudo apresentado às fls. 5905/5922, elaborado pelo instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP e devidamente aprovada pelo Condephaat, conforme se depreende de fls. 5923, em face do perigo de irreversibilidade, já fundamentada em outras decisões nesta lide exaradas, deferindo, por isso, o pedido de fls. 5934. Intime-se por fax, com urgência. PROCESSO Nº 000.04.004418-1
O início desse processo é de 20 de janeiro de 2004.

O DIÁRIO OFICIAL DO DIA 4 DE AGOSTO PUBLICA A PASSAGEM PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM ABEL BATISTA CAMILO JÚNIOR, da 4ª EM/PM. Nasceu em 25 de maio de 1959. Entrou para a PMESP no dia 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES:     2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; Tenente-Coronel – 24 de maio de 2003.
 
O PALMEIRAS conseguiu um empate heróico no clássico contra  o SÃO PAULO, hoje, no MORUMBI. O VERDÃO recuperou-se de uma desvantagem de 3 a 0. O resultado de 3 a 3 foi horroroso para o TRICOLOR, que não ganha desde a conquista da LIBERTADORES e amarga a 18ª posição no CAMPEONATO BRASILEIRO.

O Inquérito Militar que apura a CHACINA DO JARDIM PORTINARI, em DIADEMA, foi concluído e tem como revelação a confissão do SARGENTO RICARDO SILVA DOS SANTOS, de 40 anos: “Ele disse que atirou depois de ter recebido um soco e de ter ouvido um tiro”, contou o promotor CARLOS CÉSAR DE FARIAS BERNARDI. Hoje completou um mês o crime em que a faxineira TEREZA RODRIGUES FARIAS, de 50 anos, e seus filhos EDUARDO e FÁBIO RODRIGUES FRANCISCO, de 24 e 15 anos, foram executados. Sete PMs estão presos. O promotor aguarda laudos do Instituto de Criminalística para saber se um segundo policial, além do sargento, atirou contra alguma vítima. Além dos mortos, ALEXANDRE VENÂNCIO FARIA, de 29 anos, filho de TEREZA, foi ferido a tiros.

Diretor de base do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transportes Coletivo de SÃO PAULO, VALÉRIO MOREIRA FILHO, de 37 anos, foi assassinado a tiros por volta das 20 horas de ontem. MOREIRA foi executado enquanto jogava bilhar em um centro esportivo com quadras de futebol society da RUA TIQUIRA, no JARDIM ÂNGELA, na zona sul. MOREIRA foi assassinado por dois homens que estavam no local. A dupla havia chegado à quadra antes da vítima e, como não sabia quem era o sindicalista, pediu informações sobre ele e aguardou sua chegada. Ao perceberem quem era MOREIRA, os dois homens o abordaram e atiraram três vezes contra ele. Depois, fugiram a pé. Na hora do crime, várias pessoas estavam na quadra, que é alugada nas noites de quarta-feira por funcionários da VIAÇÃO VIP M´BOI MIRIM (antiga VIAÇÃO CAPELA), empresa na qual o sindicalista trabalhava havia aproximadamente doze anos..

DETIDOS pela polícia durante uma gravação do quadro “SANDÁLIAS DA HUMILDADE” os humoristas RODRIGO SCARPA e WELLINGTON MUNIZ da REDE TV!. Eles tentavam gravar imagens do apartamento da atriz CAROLINA DIECKMANN, usando um guindaste.
 
Um dia depois de dizer que sua candidatura à reeleição terá que ser engolida com ou sem ódio, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA encerrou hoje o segundo dia de viagem ao NORDESTE com discurso e jeito de candidato. Ele colheu mamona, que será usada para a produção de biodiesel, sob o sol escaldante do sertão piauiense ao visitar uma fazenda na cidade de CANTO DO BURITI, a 460 km de TERESINA. Discursando para agricultores, corou ao lembrar da mãe e da sua história de retirante nordestino. “Nunca vi minha mãe, por pior que fosse a situação, perder a esperança. Não tinha jeito de você ver minha mãe sentar numa mesa, mesmo quando não tinha comida, e perder a esperança”, disse emocionando-se. Antes mesmo de LULA viajar para o PIAUI, em BRASÍLIA, o Palácio do Planalto montou uma operação para reagir às denúncias de que o publicitário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA se reuniu com dirigentes da PORTUGAL TELECOM e com o então ministro de Obras Públicas, o português ANTÔNIO MEXIA apresentando-se como consultor do presidente LULA. A reação envolveu o Planalto, o ITAMARATY e o embaixador do BRASIL em PORTUGAL, PAES DE ANDRADE. Hoje, PAES DE ANDRADE cobrou explicações de MEXIA, que, segundo o embaixador, negou ter dito que MARCOS VALÉRIO se apresentara a ele como consultor do governo brasileiro. À noite, o Planalto divulgou nota de PAES DE ANDRADE: “Em nenhum momento o MARCOS VALÉRIO se apresentou com qualquer título ou denominação que o vinculasse direta ou indiretamente à Presidência da República do BRASIL”.

Um terrorista israelense de 19 anos com uniforme do Exército matou hoje a tiros, no interior de um ônibus, quatro israelenses de origem árabe e feriu 22. O agressor, que se opunha à retirada dos colonos judaicos da FAIXA DE GAZA, prevista para dia 17, foi linchado por árabes-israelenses enfurecidos. O ataque ocorreu no norte de ISRAEL, no trajeto entre HAIFA e SHEFARAM (habitada por árabes). Identificado como EDEN NATHAN ZAADA, o assassino seria membro do grupo ultra-direitista israelense KAJ, classificado como terrorista pelas autoridades israelenses. ZAADA desertara havia dois meses do Exército para não participar das unidades envolvidas no desmantelamento das colônias judaicas na FAIXA DE GAZA e CISJORDÂNIA.
            
O cantor de blues, compositor e guitarrista americano “LITTLE” MILTON CAMPBELL morreu, aos 71 anos, em conseqüência de infarto que o deixou em coma desde o dia 27, em MEMPHIS. Ele foi indicado para o GRAMMY como guitarrista e cantor e se tornou conhecido pela canção THE BLUES IS ALRIGHT. Sua voz lembrava a de B.B.KING.

NEGADA a liberdade ao ex-ditador argentino JORGE VIDELA, acusado de integrar a OPERAÇÃO CONDOR, de repressão aos movimentos de esquerda na década de 1970. Em BUENOS AIRES.

ATINGIDAS pelo menos mais de 1.200 pessoas por surto de salmonelose na ESPANHA. A ingestão de frangos pré-cozidos vendidos pelo GRUPO SADA foi a causa da contaminação. Uma pessoa morreu.

2 006    :   -    SEXTA-FEIRA       101184204  82  16184101141 (9184201)
O diretor carioca SÉRGIO REZENDE tem especial apreço por pessoas que partiram da ação individual para mobilizar uma luta contra o sistema. ZUZU ANGEL, personagem central do filme homônimo, é a primeira mulher de uma extensa galeria que inclui ANTÔNIO CONSELHEIRO (CANUDOS), BARÃO DE MAUÁ, TENÓRIO CAVALCANTI (O HOMEM DA CAPA PRETA) e LAMARCA. Todos têm em comum um brio heróico e idealista, com um quê de loucura, mas sempre fadados ao fracasso por erros na avaliação do próprio poder. Em outras palavras, são derrotados que lutaram o bom combate.
ZUZU (PATRÍCIA PILLAR), a famosa estilista que enfrentou a ditadura militar ao descobrir que seu filho morreu na tortura, recebe de REZENDE uma abordagem convencional e esquemática. A câmera quase sempre fixa assiste aos fatos que se desenrolam para ela. Assim, quase todos os atores falam e agem de frente para o espectador. A sensação é a de estar num teatro. O montador deve ter percebido o problema, pois tentou uma edição moderninha, que narra os fatos de trás para a frente e destoa do convencionalismo geral.
Pouco afeito a sutilezas, REZENDE entrega tudo mastigadinho ao espectador. Diálogos repetem o que as imagens mostram, e a música busca reger as emoções. Um exemplo: a certa altura, depois de várias cenas com ZUZU insistindo nas denúncias contra os militares, está claro que ela se tornou uma ameaça ao governo. Como numa boa novela, diversos diálogos entre oficiais deixam isso ainda mais evidente. Só que, de tanto mostrar a heroína denunciando a ditadura, fica a sensação de que ela estava mais interessada em desafiar os militares do que em descobrir onde estava seu filho.
O destaque fica mesmo para os atores. DANIEL OLIVEIRA desfila a já habitual competência, e PAULO BETTI faz uma curiosa ponta repetindo o papel de LAMARCA, que havia feito no outro filme de REZENDE. Mas o que salva ZUZU ANGEL do fiasco é o acerto na escolha da atriz principal. Sem ser excepcional, PATRÍCIA atua de forma contida e segura, dando dignidade ao personagem. Inteligente, ela soube fugir dos exageros do heroísmo solene com o qual CAMILA MORGADO ajudou a afundar OLGA.

A onda fria que presenteou o início de agosto está indo embora. Nesta manhã já dá para tirar os agasalhos. Por volta das 11:30 horas, estou no ponto de ônibus para o início de mais uma viagem para o centro da cidade de SÃO PAULO. Na estação SÉ do metrô ainda estão os nove painéis que mostram como será a nova PRAÇA DA SÉ, talvez no ano que vem. Máquinas estão trabalhando nesse local, atualmente cercado por tapumes.
Não se conversa hoje sobre a megaoperação que está para ser realizada. Os maiores ladrões de depósitos de carga do BRASIL foram presos ontem em PIRITUBA, na zona norte de SÃO PAULO, na OPERAÇÃO SETE PRAGAS, da Polícia Civil. Segundo o DEIC, em 15 anos, a quadrilha de SÉRGIO BATISTA DA SILVA, o SERGINHO JAPONÊS, e de MARCELO CASADO, pode ter roubado cerca de 50 galpões. “Foi uma das maiores prisões do ano”, disse o delegado GODOFREDO BITTENCOURT, diretor do departamento. Além dos dois “cabeças”, foi preso ERIVALDO ALVES DE SOUZA, o CAVEIRINHA, braço direito dos chefes. No passado, as megaoperações deram margem para alguma malandragem por parte de seus chefes. Essa foi a razão porque sou, até hoje, contra esse tipo de operação.
Por volta das 14:30 horas, estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para passar uma tarde tranqüila. Não vêm o presidente GINO, nem o vice MENDES. Podemos pensar em arquivos e acertos de documentos. AMÉRICO ajuda-me no arquivo “AGO6-01-04”, inclusive dando palpites para melhorá-lo.
Até às 16 horas, aguardo um telefonema da ISOTERMA. Ontem, combinei com OG POZZOLI de me fornecer dados que possam chegar ao Comandante Geral da PMESP, sobre a impermeabilização da parte externa do Obelisco. Ontem, já demos ciência ao Cmt Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES que a ISOTERMA apresentou, recentemente, um projeto à Prefeitura, justamente para que ela fizesse essa impermeabilização. Como esse telefonema não foi feito, depois das 16 horas entro em contato com a ISOTERMA. O OG POZZOLI já saiu e diz seu funcionário que ele tentou entrar em contato comigo mas o número do telefone estava errado.
AMÉRICO comparece na LOC LAYOR, na Rua SILVEIRA MARTINS, para adquirir um cartucho manufaturado “BC-02” para a minha impressora.
Saio mais cedo do MMDC. Hoje, não contamos com as presenças do GINO e do MENDES. O primeiro irá à posse dos novos diretores da API, numa solenidade que terá início às 20 horas. O MENDES tem muita coisa para fazer nesta tarde. Regresso a GUARULHOS. Um sol agradável dá o tom de melhora do tempo. 

A Polícia Federal prendeu hoje 23 pessoas em RONDÔNIA e desmontou uma quadrilha acusada de corrupção, fraude, improbidade administrativa, venda de sentenças e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Foram presas algumas das principais autoridades do Estado: o presidente da Assembléia Legislativa, JOSÉ CARLOS OLIVEIRA; o presidente do Tribunal de Justiça, SEBASTIÃO TEIXEIRA CHAVES; o vice-presidente do Tribunal de Contas, EDILSON DE SOUZA SILVA, e o ex-procurador de Justiça JOSÉ CARLOS VITACHI. Candidato à reeleição, o governador IVO CASSOL foi o único chefe de Poder a permanecer em liberdade, embora seu nome também tenha aparecido na investigação, ora como vítima, ora como suspeito. Mas o candidato a vice em sua chapa, CARLOS MAGNO RAMOS, está entre os presos. As irregularidades teriam provocado rombo nos cofres públicos de pelo menos 70 milhões de reais. Uma das fraudes envolvia uma folha de pagamento a funcionários fictícios. O grosso das falcatruas consistia em superfaturamento de obras. As nove autoridades com direito a foro especial foram levadas para BRASÍLIA. A central das fraudes funcionava na Assembléia e envolvia 23 dos 24 deputados; o único não apanhado nas investigações é NERI FIRIGOLO.

Demorou menos de 20 dias para o único trem modernizado da CPTM ser alvo de vândalos. Entregue completamente reformado no dia 19 de julho, hoje o veículo teve as sete portas internas arrombadas, dois extintores furtados e janelas riscadas. Camelôs são apontados pela empresa como responsáveis pelo ato.  Há um mês, camelôs colocaram uma bomba em um trem dessa mesma linha. Em uma das inscrições feitas nas janelas, hoje, há referências ao município de FRANCISCO MORATO, na GRANDE SÃO PAULO. Segundo a CPTM, foram 1.046 casos de vandalismo de janeiro a junho deste ano.

O delegado ANDRÉ DI RISSIO, preso em junho por suposto envolvimento num esquema de corrupção e fraude na alfândega do Aeroporto de VIRACOPOS, em CAMPINAS, no interior de SÃO PAULO, foi afastado hoje do cargo pelo secretário de Segurança Pública SAULO DE CASTRO ABREU FILHO. A decisão é retroativa ao dia 29 de junho de 2006 e faz parte de um procedimento administrativo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele receberá dois terços do salário enquanto aguarda julgamento. Somente depois de julgado pode ser demitido. De acordo com a SSP, ele é um delegado de segunda classe, cujo salário base é de R$5.200,00.

A Polícia de MOGI DAS CRUZES prendeu hoje à tarde um criminoso que confessou ter participado da tentativa de seqüestro de NOÊMIA DE CARVALHO CORREIA, mãe do jogador KLÉBER, do SANTOS, na última quarta-feira. Ele estava sendo procurado pela participação em outro seqüestro, o do filho de um empresário da cidade, que aconteceu em 29 de junho. O acusado, que teve apenas o primeiro nome revelado – CLAUDINEI – foi preso na região de SÃO MIGUEL PAULISTA, zona leste da Capital e, em seguida, encaminhado para o 1º DP de MOGI. Segundo o delegado titular MARCOS BATALHA, ao ser interrogado, CLAUDINEI admitiu que era o dono da BRASÍLIA onde a mãe de KLÉBER foi colocada e que dirigia o carro no momento em que colidiu com um ônibus. Além de CLAUDINEI, a polícia de MOGI também prendeu mais dois supostos integrantes da quadrilha. Um deles, de primeiro nome JEFFERSON, foi policial militar temporário até 2000 e exercia a função de líder do grupo. Ele foi preso no município de POÁ. O outro integrante da quadrilha já havia sido preso no início da semana. De primeiro nome MARCOS, ele seria o responsável por fazer a segurança nos cativeiros. Os três foram indiciados pelo seqüestro de que participaram em MOGI. Por ter confessado o crime, CLAUDINEI também vai responder pela tentativa de seqüestro da mãe de KLÉBER.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA manteve-se na liderança da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto, e com possibilidade de vencer as eleições no primeiro turno, de acordo com a pesquisa CNI/IBOPE – os adversários somam 38% das intenções de votos. O presidente LULA manteve o mesmo índice da pesquisa IBOPE/TV GLOBO, divulgada na semana passada, enquanto ALCKMIN caiu dois pontos, dentro da margem de erro, e está com 25% . A candidata do PSOL, senadora HELOÍSA HELENA cresceu três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, passando de 8% para 11%.

Aceita pela 4ª Vara da Fazenda Pública de SÃO PAULO a denúncia contra a ex-prefeita da cidade MARTA SUPLICY por improbidade administrativa. Ela é acusada de ter deixado um déficit de 590 milhões de reais nas contas da prefeitura em 2003.

Um crime bárbaro, nesta noite, chocou a cidade de ITU, a 98 km de SÃO PAULO. O 2º TENENTE PM JÚLIO CÉSAR GABARRON, de 30 anos, matou sua mulher, MIRIAN DE CASTRO GABARRON, de 29 anos, com 22 tiros. MIRIAN estava grávida de sete meses. O bebê também morreu. O crime aconteceu no hotel VILA DO CONDE, na região central da cidade. Ao ser preso, o policial disparou a esmo no corredor do hotel e atingiu a perna de um guarda municipal. As razões do homicídio ainda estão sendo apuradas. GABARRON está lotado no 5º Batalhão de Polícia
Militar do Interior (ITU) e, de acordo com o TENENTE-CORONEL PM PAULO SÉRGIO VALLE, Comandante do Batalhão, era uma pessoa tranqüila. Ele entrou há 9 anos na Corporação e, nos dois últimos anos, exercia funções administrativas. GABARRON estava no quarto do hotel com a mulher, quando os funcionários ouviram os disparos. Integrantes da Guarda Municipal, avisados por telefone, chegaram ao local antes da PM. O policial estava descontrolado, empunhando duas pistolas de calibres 380 e 40. Ele recebeu voz de prisão, mas escondeu-se atrás de uma pilastra e passou a atirar. O guarda municipal EDMUR PESSOA, de 21 anos, foi atingido na perna. Os policiais revidaram. GABARRON só se rendeu quando acabou a munição. Ele colocou as armas no chão e se entregou. Levado ao quartel da PM em ITU, foi ouvida pela delegada LIA LIMONGI. Segundo ela, o acusado se negou a revelar as causas do crime, invocando o direito de falar apenas em juízo. GABARRON foi indiciado pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e resistência. Ele está preso no Presídio Militar ROMÃO GOMES.  

O piloto brasileiro CRISTIANO DA MATTA, de 32 anos, está internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do THEDA CLARK MEMORIAL HOSPITAL, em NEENAH, WISCONSIN, depois de sofrer ontem sério e inusitado acidente. O carro do piloto atropelou um cervo que invadiu a pista do Autódromo ROAD AMERICA, em ELKHART LAKE, durante os testes da equipe RusPORT, que disputa a CHAMP CAR. A forte desaceleração afetou o cérebro do brasileiro, que precisou passar por cirurgia hoje e estava internado em coma induzido. A prima ANA DA MATTA diz que os médicos devem divulgar novidades sobre o estado de saúde do piloto no final do dia. Segundo ANA, a família recebeu informações de que os problemas no lóbulo frontal de DA MATTA foram resultados da desaceleração do carro, que estava de 150 km/hora na hora da batida. A área comanda funções como a fala e a coordenação motora. CHRIS PINDERSKI, diretor de assuntos médicos da CHAMP CAR, diz que o piloto foi operado para a retirada de um hematoma subdural.
A família DA MATTA – o pai TONINHO; a mãe, MARILU; e os irmãos GUSTAVO e FELIPE – viajaram de BELO HORIZONTE para os ESTADO UNIDOS hoje e esperavam poder remover CRISTIANO para CHICAGO assim que possível. “Eles estavam preocupados porque CRISTIANO está em um hospital pequeno!, explica ANA. O assessor de imprensa da RuSPORT, GARY MANSON, afirma que a equipe divulgará os boletins médicos no site www.rusport.com
A diretora de média do ROAD AMERICA, JULIE SEBRANEK, acredita que o cervo que causou o acidente entrou no autódromo após pular uma cerca de 2,5 metros de altura.
Em BUDAPESTE, HUNGRIA, os pilotos RUBENS BARRICHELLO, FELIPE MASSA, JARNO TRULLI e RICARDO ZONTA participaram, hoje, de um momento de oração, no motorhome da TOYOTA, equipe que CRISTIANO defendeu nas temporadas de 2003 e 2004 da Fórmula 1. 

Cerca de 400 manifestantes, segundo a Polícia Militar, fizeram hoje um protesto na Rua 25 DE MARÇO, no Centro da Capital, contra os ataques de ISRAEL contra o LÍBANO. A rua concentra parte da colônia libanesa em SÃO PAULO. Entre 13:30 e 14:30 horas libaneses e simpatizantes fizeram uma carreata pedindo paz. Parte do comércio fechou as portas em solidariedade aos libaneses e deixou uma mensagem nas portas: “Fechado por luto. Pelo fim imediato do massacre aos povos do LÍBANO e da Palestina pelo Estado de ISRAEL”. 

Aviões israelenses bombardearam pontes em BEIRUTE e mataram mais de 40 pessoas. Os ataques afetaram a principal ligação entre a cidade e o norte do país, a única grande estrada usada para sair do LÍBANO ainda intacta, já que a rodovia para DAMASCO está danificada em vários pontos. Em ISRAEL, dois mísseis de longo alcance do HEZBOLLAH atingiram pela primeira vez a cidade de HADERA, a apenas 40 km de TEL-AVIV. Esses disparos foram os de maior alcance nos 24 dias do conflito. Foguetes lançados contra cidades do norte mataram três israelenses e feriram 29. No total, o grupo disparou mais de duzentos foguetes do tipo KATIUSHA. 

CUBA pode estar sendo dirigida por uma junta de seis assessores, designados por FIDEL CASTRO para auxiliar seu irmão RAÚL. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol “EL PAÍS”. O irmão de FIDEL, segundo o jornal “LA VANGUARDIA” ainda não apareceu em público porque está deprimido devido a uma grave doença de sua mulher, VILMA. O governo cubano, porém, reafirmou hoje no “GRANMA”, jornal oficial do país, que RAÚL está governando.
Na junta estariam JOSÉ RAMON MACHADO VENTURA, de 75 anos, um dos fundadores do Partido Comunista Cubano; JOSÉ RAMON BALAGUER, de 74 anos, outro veterano do comunismo mais ortodoxo; o vice-presidente CARLOS LAGE, de 54 anos, artífice das reformas econômicas dos anos 1990; o presidente do BANCO CENTRAL, FRANCISCO SOBERON, de 62 anos, que acaba de entrar no Comitê Central do PCC, e pelo jovem chefe da diplomacia cubana, FELIPE PEREZ ROQUE, de 41 anos, que por sete anos foi secretário particular de FIDEL. O objetivo deles seria, junto com RAÚL, garantir a continuidade do governo comunista.   

2 007     :     -    SÁBADO
O sucesso, quando é muito, chega até a atrapalhar. Era isso o que vinha ocorrendo na Festa de NOSSA SENHORA ACHIROPITA, cuja 81ª edição será aberta hoje, pontualmente às 18 horas, com funcionamento até a meia-noite. Devido ao volume de freqüentadores – média de 20 mil em cada um dos dez dias da festa – até o ano passado a Rua 13 de Maio e a SÃO VICENTE viravam um mar de gente difícil de transpor. Por causa disso, os organizadores resolveram transferir parte das 35 barracas para a Rua Dr. LUIZ BARRETO, onde o público poderá se servir das mesmas massas, fogazzas, pizza, polenta, bebidas e outras delícias encontradas na via principal do evento.
Os números da FESTA DE ACHIROPITA dão bem uma idéia da importância que ela adquiriu no calendário paulistano. Em 2006 houve mil visitantes, que alavancaram consumo de 11 mil quilos de farinha de trigo, 11 mil quilos de macarrão, 5 mil latas de óleo, 5 mil quilos de mussarela, 5 mil quilos de lingüiça, 5 mil quilos de carne, entre outros produtos. O dinheiro arrecadado é todo destinado às obras sociais do bairro.
Muita tranqüilidade num sábado de temperatura quase ideal. Dedico-me aos arquivos e ao meu diário eletrônico. Leio revistas da semana que está se encerrando e passo e-mails. Entre eles, comunicando ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que está confirmado o almoço nosso na CASA MILITAR na próxima segunda-feira. O CORONEL MENDES está sabendo desse convite.
Cumprimento a CIDA, esposa do 2º SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA, que hoje está aniversariando. O RENATO conta que está trabalhando como assessor do Diretor da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de POÁ. O Diretor é o CORONEL PM Res FABIÃO. O atual Secretário da Segurança de POÁ é ALEXANDRE CARMONA. O RENATO era motorista do CORONEL PM FABIÃO, quando este comandou o batalhão sediado em SUZANO.

O bicampeão do mundo, FERNANDO ALONSO, da McLAREN, conquistou hoje a pole position do GP DA HUNGRIA, mas não levou. Os comissários desportivos não aceitaram sua explicação para ter ficado parado dez segundos a mais dos 20 programados pela equipe, em frente ao Box, em detrimento do companheiro, LEWIS HAMILTON.
O inglês estava estacionado logo atrás dele, aguardando sua vez para substituir os pneus e tentar nos segundos finais da classificação melhorar seu tempo. Resultado: ALONSO perdeu cinco posições no grid, larga agora em sexto, e HAMILTON herda a pole position. Mais: a McLAREN não vai somar os pontos de seus dois pilotos na prova no Mundial de Construtores.
A decisão dos comissários foi comunicada às 23:35 horas, de BUDAPESTE. Com a mudança, NICK HEIDFELD, KIMI RAIKKONEN e NICO ROSBERG também posição no grid.
A colocação dos brasileiros não se altera. FELIPE MASSA, da FERRARI, depois de um erro primário da escuderia, continua na 14ª posição e RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, na 18ª posição.

VAMPETA não foi apenas o principal jogador do CORINTHIANS, no triunfo por 1 a 0, sobre o GOIÁS, hoje, no MORUMBI. Em sua volta ao time alvinegro, o volante começou a jogada do gol marcado por CLODOALDO, mostrou visão de jogo para coordenar os avanços ao ataque, deu ordens aos companheiros e ainda teve fôlego para ajudar na marcação. Só poderia ter seu nome cantado pelos torcedores, que voltaram a festejar uma vitória depois de dez rodadas no CAMPEONATO BRASILEIRO – o último resultado positivo tinha sido em 10 de junho, com os 2 a 1 sobre o AMÉRICA – RN, em NATAL.

O BRASIL viveu hoje uma tarde de várias manifestações contra o presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Os atos aconteceram em SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, PORTO ALEGRE, CURITIBA, BRASÍLIA e BELO HORIZONTE, organizados por meio de um site de relacionamentos.
Em SÃO PAULO, a Polícia Militar estima que duas mil pessoas foram às ruas protestar. A concentração da passeata aconteceu na esquina da Avenida PAULISTA com a Rua PAMPLONA, às 14 horas. Os manifestantes caminharam até o Monumento do OBELISCO, em ato que durou cerca de duas horas.
O início da manifestação foi marcado por um minuto de silêncio em homenagem às 354 vítimas dos acidentes dos vôos da TAM e da GOL. O Hino Nacional foi entoado várias vezes em um caminhão de som, alugado pela organização.
As pessoas, entre elas vários familiares das vítimas dos acidentes, carregavam cartazes que pediam a saída de LULA, na ministra doTurismo, MARTA SUPLICY, e do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS. Os manifestantes vestiam preto e muitos usavam nariz de palhaço. Várias pessoas que estavam pelas ruas se juntaram à passeata.

Os corpos de LUCAS PALOMINO MATTEDI, de 24 anos, e ARNALDO BATISTA RAMOS, de 35, foram enterrados hoje em SÃO PAULO. Os dois morreram na explosão do AIRBUS da TAM. O Instituto Médico-Legal também identificou hoje os corpos de outros 9 mortos no acidente. Com isso, 151 das 199 vítimas já foram reconhecidos.
O corpo de MATTEDI foi enterrado às 15 horas no Cemitério do CAMPO GRANDE, na zona sul. O jovem voltava de férias de GRAMADO (RS) com a namorada, PAULA MASSERAN DE ARRUDA, de 23 anos, que também morreu na tragédia.
RAMOS foi sepultado às 16:30 horas, no Cemitério de CONGONHAS, também na zona sul. Ele era casado com uma aeromoça e deixou dois filhos: um menino de 9 anos e uma menina de menos de um ano.  

A Divisão de Investigações Gerais (DIG) da Delegacia Seccional de CAMPINAS, no interior, começa a investigar na segunda-feira, dia 6, a morte do engenheiro RODRIGO YUHO KONDO, de 26 anos. Ele foi encontrado morto a tiros na altura do km 81 da Rodovia ANHANGÜERA, em VALINHOS, a 85 quilômetros de SÃO PAULO, na pista sentido capital.
KONDO estava dentro de seu ASTRA prata, com uma marca de tiro na cabeça, quando foi achado por funcionários da AUTO-BAN – concessionária que administra a rodovia – por volta das 19 horas do dia 2 de agosto, quinta-feira. Nada foi levado do engenheiro. Em seu carro foram encontrados seu computador portátil, sua carteira, relógio e uma mochila. O engenheiro estava no banco do passageiro quando foi encontrado, o que leva a polícia crer que ele era mantido refém quando foi morto. O delegado PAULO TUCCI, titular da seccional de CAMPINAS, que é responsável pela região de VALINHOS, disse hoje que a polícia ainda não tem pistas concretas para a solução do crime.

A polícia de CAMPINAS confirmou a identidade de RAÓNI MIRANDA, de 18 anos, preso na semana passada acusado de integrar uma quadrilha que roubava residências e lotéricas.
MIRANDA foi preso no bairro SÃO BERNARDO quando fugia de um assalto em um carro roubado, mas sua identidade só foi confirmada ontem, com o resultado de análise de impressão digital. Ele havia apresentado documentos falsos à polícia, com o nome de ALESSANDRO DE ALMEIDA CAVALCANTI, de 19 anos.
Entre os acusados de pertencerem à quadrilha de MIRANDA que já foram presos em março, está a estudante de Direito ANA PAULA DE SOUZA, sua namorada. Apenas MIRANDA estava foragido. ANA PAULA vem de uma família de classe média alta e usava o seu carro nos roubos. Os policiais chegaram à quadrilha após identificar os integrantes em fotografias e vídeos nos quais eles apareciam com armas, drogas e dinheiro.

O carcereiro JOSÉ AUGUSTO DE MORAES NETO, de 26 anos – policial do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil – matou um assaltante que roubava um posto de combustíveis na Avenida PARADA PINTO, VILA NOVA CACHOEIRINHA. GILVAN ANTÔNIO DE MORAES, de 32 anos, encostou sua arma na barriga de uma frentista e chegou a atirar, antes de ser morto. Mas a arma falhou, e GISLENE DO NASCIMENTO MELO MATOS de 29 anos, escapou ilesa.

Um dos principais músicos do BRASIL, o violoncelista de origem polonesa ZYGMUNT KUBALA morreu na tarde deste sábado durante um concerto numa igreja em OURO BRANCO, MINAS GERAIS. Ele tocou apenas uma frase musical e caiu. KUBALA, que chegou a ser socorrido por volta das 13:30 horas, foi levado ao hospital POLICLINICAS, mas não resistiu. Morto aos 64 anos, de um aneurisma da aorta, o músico será enterrado na segunda-feira, dia 6, no Cemitério SÃO FRANCISCO XAVIER (CAJU), no RIO, ao lado da esposa. Ele deixou dois filhos. Um deles, RENATA, é violinista e participou de uma premiada gravação da obra integral do compositor EDWARD GRIEG com o grupo norueguês TRONDHEIM SOLOISTS.
KUBALA radicou-se no BRASIL há 40 anos. Formado pela Academia de Música FRÉDERIC CHOPIN e Escola Superior de Música de COLÔNIA, o violoncelista, um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica, era considerado perfeccionista pelos colegas. Gravou muitos discos ao lado de grandes nomes da música brasileira, inclusive popular.
O maestro JÚLIO MEDAGLIA, que regeu KUBALA em diversas ocasiões, disse que o músico deu uma “contribuição inestimável” ao violoncelo brasileiro e que a forma como viveu no País, “sempre de bem com a vida, sempre sorrindo”, foi uma lição admirável de convivência. “A maneira como ele morreu foi maravilhosa. Ele falou algumas palavras, começou a tocar e morreu ali mesmo, no palco. Eu também quero morrer assim”, disse MEDAGLIA.
MEDAGLIA lembrou que KUBALA, curiosamente, começou a vida aqui no País de forma singular: ganhou na loteria esportiva. “Com o dinheiro, adquiriu a casa onde viveu a vida toda, em PINHEIROS, e que transformou numa espécie de conservatório, abrigando músicos jovens, organizando consertos”.
O maestro dedicará o programa que apresenta às segundas-feiras, TEMA & VARIAÇÕES, na Rádio Cultura, às 11 horas, à carreira de ZYGMUNT KUBALA, incluindo uma entrevista feita há algum tempo com o músico. Nela, KUBALA conta como chegou ao BRASIL, o jeito que se adaptou ao País e seu entusiasmo pela música brasileira.
O último disco de KUBALA foi “FEITIO DE ORAÇÃO – MÚSICA POLONESA E BRASILEIRA PARA CELLO E PIANO”, gravado com o pianista ACHILLE PICCHI. O álbum é um bom exemplo dessa abertura musical de KUBALA. O repertório inclui obras dos compositores ACHILLE PICCHI, FREDERIC CHOPIN, HEITOR VILLA-LOBOS, STANISLAWMONIUSZKO, KAROL SHIMANOVZKI. A composição que dá nome ao disco, “FEITIO DE ORAÇÃO”, é uma canção de VADICO e NOEL ROSA, com arranjo de CYRO PEREIRA, o que traduz o fascínio que a MPB exercia sobre o músico polonês.   
Entre outros discos que contam com a participação do músico estão o da pianista ROSANA CIVILE (ESTADOS D´ALMA) e do violonista PAULO PEDRASSOLI (ARPEGGIONE)
KUBALA foi também professor. Deu aulas no Departamento de Música da Universidade de SÃO PAULO e no Instituto de Artes da UNESP, atuando como camerista no BRASIL, ESTADOS UNIDOS, AMÉRICA LATINA e vários países da EUROPA. Solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra de Câmara do BRASIL, ele integrou ainda o Quarteto de Cordas da Cidade de SÃO PAULO.

Depois de cancelar o supercasamento que faria em NOVA YORK em julho, o rapper USHER casou-se neste sábado, em ATLANTA (EUA), com a namorada grávida TAMEKA FOSTER. A Cerimônia foi no escritório de seu advogado.

2 008     :        -    SEGUNDA-FEIRA
Estou ocupado no computador, colocando as notícias principais acontecidas no domingo, quando recebo um telefonema de um rapaz chamado RODRIGO, residente em ITAQUAQUECETUBA, oferecendo-me coleções para venda. Ele fica de ver a melhor maneira de me mostrar esse material. A Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO está em péssimas condições. Ontem, o departamento da Prefeitura, encarregado de ver vazamento de água, quebrou o asfalto, à procura disso, tirando muita terra que se espalhou pela avenida, principalmente por causa das chuvas de ontem para hoje. LUCINDA não suporta a poeira que se faz, pois é alérgica a isso. 
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não tenho contatos com o GINO e nem com o MENDES. Surge um problema com a bomba d´água, que está queimada. Precisa ser comprada uma outra bomba. Vou aos bombeiros a fim de acertar com o CAPITÃO PM ASSUNÇÃO a ajuda de um eletricista para instalar a bomba.
Um dos pontos mais delicados do MMDC é justamente a tal de PENSÃO ESPECIAL. Hoje aparece o filho de um ex-combatente, LEONEL DE OLIVEIRA BUNO, de 76 anos, dedicado ao campo, mas ganhando muito pouco, querendo que a pensão deixada pelo veterano ANTÔNIO BUNO passe para ele. Isso é impossível. A legislação não permite. LEONEL também quer que os restos mortais de seu pai sejam imortalizados no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Acontece que isso somente poderá ser realizado em 2010.
Uma estudante da USP, encarregada de elaborar um trabalho sobre o “AGENTE CÍCERO”, quer dados a respeito desse veterano, que teria também lutado na Revolução Constitucionalista. Outra pessoa que também procura saber de um outro ex-combatente é o TENENTE ALEXANDRE, que serve na região de MARÍLIA. Este, seu avô, teria lutado em 1932 depois de reformado da Força Pública.
VICTÓRIO conta que COLOMBO está trabalhando na UNIFESP, em DIADEMA. Ele se dedica muito a esse cargo e seus contatos conosco tornam-se mais difíceis.
Retorno cedo para GUARULHOS. Entro em contato com a casa de meu primo SARGENTO PM Ref RENATO, a fim de cumprimentar sua esposa, a CIDA, que hoje está aniversariando.  

O ministro da Justiça, TARSO GENRO, disse hoje ter “orgulho” de sua ficha pregressa ao rebater a iniciativa de militares da reserva, com apoio de comandantes da ativa, de organizar uma contra-ofensiva à sua proposta de debater meios de punição a “agentes do Estado” que tenham praticado tortura, assassinatos e violações dos direitos humanos durante o regime militar. “A minha ficha me orgulha”.
Os militares planejaram uma espécie de anti-seminário em reação à audiência pública patrocinada pelo Ministério da Justiça na semana passada para debater o tema. Eles marcaram um encontro no Clube Militar do RIO DE JANEIRO.
No evento, nomes, fotos e “biografias” de autoridades do governo LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e de personalidades do PT com “passado terrorista” serão apresentados. A lista traz a ficha de TARSO em quinto lugar – ele aparece com os codinomes CARLOS e RUI, como “terrorista dos anos 1960/1970”, “atraído para a luta armada”, que acabou aderindo “a Ala Vermelha” e intensificando suas atividades “depois do AI-5”.
A defesa de TARSO de uma alternativa para que agentes do Estado sejam punidos cível e criminalmente por tortura durante o regime militar irritou diretamente o ministro da Defesa. JOBIM fez questão de declarar que “a análise dos fatos que estão sendo levantados por TARSO cabe exclusivamente ao Judiciário” e nada tem que ver com o Executivo.
Ele teve de pessoalmente acalmar comandantes das Forças Armadas. Até o momento, eles não encamparam oficialmente o movimento dos militares da reserva, mas já apóiam nos bastidores o movimento de listar os guerrilheiros.
O advogado constitucionalista PEDRO ESTEVAM SERRANO, professor de Direito Constitucional, saiu hoje em defesa de TARSO GENRO e afirmou que é “absolutamente constitucional a interpretação do ministro de que os crimes de tortura praticados durante o regime militar devem ser julgados”.

O PM RONALDO DE MOURA PINHEIRO, de 29 anos, pertencente ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, foi detido e depois liberado ontem à tarde, após atropelar a dona-de-casa ESMERALDA IGNÁCIO FLAUZINO, de 52 anos, e fugir sem prestar socorro à vítima. Ele é acusado de embriaguez ao volante, lesão corporal culposa e fuga do local do acidente. O caso ocorreu às 16 horas de domingo. A vítima caminhava pela calçada da Estrada de ITAQUERA-GUAIANAZES, na zona leste da capital, quando foi atingida pelo FIAT UNO branco dirigido por PINHEIRO.

Após uma tentativa frustrada de assalto a um mercado, dois criminosos mantiveram uma família refém por mais de quatro horas, hoje pela manhã, em CARAPICUÍBA. A dupla rendeu sete pessoas com facas de cozinha e se entregou à polícia somente após a chegada de advogados. Um terceiro assaltante,que tinha uma carabina calibre 44, foi preso quando tentava fugir da PM que cercou o mercado, na Rua PEDRO MARQUES, no JARDIM CAPRIOTI. A ação dos bandidos começou por volta das 6 horas, quando o comerciante PAULO TADASHI, de 41 anos, chegou de carro ao mercado com a mulher e a filha de 8 anos. Ele parou o PÁLIO preto para abrir o portão eletrônico e foi surpreendido pelos três criminosos.

O Corpo de Bombeiros de GOIÁS localizou hoje a cabeça da jovem inglesa CARA MARIE BURKE, 17 anos, no RIBEIRÃO BONITA, em BONFINÓPOLIS, a cerca de 30 km da capital de GOIÁS. Segundo o delegado CARLOS RAIMUNDO BATISTA, da Delegacia de Homicídios, a parte do corpo da vítima foi levada ao IML de GOIÂNIA. Pouco antes, foram encontrados em sacos plásticos, no mesmo ribeirão, os dois braços de CARA. Ela foi morta e esquartejada em GOIÂNIA, em 26 de julho.

Dois alpinistas holandeses – WILCO VAN ROOIJEN e CAS VAN DE GEVEL – foram resgatados por um helicóptero do Exército paquistanês. À tarde, o alpinista italiano MARCO CONFORTOLA foi alcançado por quatro carregadores, que subiram a montanha para ajudá-lo a descer a um ponto onde o helicóptero possa resgatá-lo. Enquanto descia, o italiano disse que, apesar do frio e do cansaço, não pensava em desistir. As equipes de resgate ainda não sabem quantas pessoas continuam desaparecidas no pico. Os alpinistas isolados estão em uma altitude conhecida como a “Zona da Morte”, onde os corpos começam a se degenerar por causa da falta de oxigênio. “No K-2, quando estão desaparecidos, estão mortos” disse o paquistanês SHER KHAN, um dos mais experientes montanhistas do país. Esta foi a maior catástrofe da história do pico. A montanha não é a mais mortal em termos de número de vítimas, mas estatísticas mostram que os riscos de morrer na descida são maiores do que em outros picos.

O GENERAL-DE-EXÉRCITO da SÍRIA, MOHAMMED SULEIMAN, conselheiro de segurança do presidente sírio, BASHAR ASSAD, foi assassinado no sábado por um franco-atirador, informaram hoje vários meios de comunicação árabes. O disparo partiu de uma lancha quando SULEIMAN se encontrava em uma praia da cidade de TARTUS, norte da SÍRIA.

A quatro dias da abertura dos JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM, um atentado matou 16 policiais e feriu outros 16, no pior ataque da história recente da CHINA. O atentado ocorreu em KASHGAR, o principal reduto separatista dos uigures, minoria muçulmana que se concentra no noroeste do país. A polícia diz ter detido os dois autores do atentado, ambos uigures, um de 28 e o outro de 33 anos. Por volta das 8 horas da manhã (21 horas do domingo em BRASÍLIA), dois homens aproximaram-se, num caminhão de lixo, de mais de 70 policiais que faziam sua corrida de rotina na rua, perto de um quartel de polícia de choque, que vigia as fronteiras. O motorista jogou o caminhão contra os policiais, saltou para jogar uma granada neles e o veículo bateu num poste de eletricidade. Os homens ainda esfaquearam os policiais antes de serem detidos, segundo o relato da agência estatal NOVA CHINA. O atentado ocorreu na frente do HOTEL YIQUAN, mas nenhum civil foi ferido.  

O ator norte-americano MORGAN FREEMAN, de 71 anos, se envolveu em um acidente de carro e está internado em estado grave em um hospital de MEMPHIS, no TENNESSEE, ESTADO UNIDOS. Segundo o porta-voz do Centro Médico Regional do TENNESSEE, FREEMAN estava em estado grave, mas não deu detalhes. A assessora de imprensa do ator, DONNA LEE, informou que FREEMAN havia quebrado o braço, o cotovelo e tinha “leves danos no ombro”. LEE também disse que o ator “estava de bom humor”. Segundo a assessora, FREEMAN seria operado amanhã.
A polícia do Estado de MISSISSIPI informou que o acidente ocorreu ontem à noite no Condado de TALLAHATCHIE. “O carro saiu dos limites da estrada e capotou várias vezes”, disse o patrulha rodoviário do MISSISSIPI, SARGENTO BEM WILLIAMS. Nenhum outro carro, além do NISSAN MÁXIMA guiado pelo ator se envolveu no acidente.
O ator e a passageira DEMARIS MEYER, que seria a dona do carro, usavam cintos de segurança, mas os airbags não inflaram. A assessora disse que o ator e DEMARIS são amigos, mas não informou o estado de saúde dela. FREEMAN pode ser visto no cinema no filme “BATMAN-O CAVALEIRO DAS

TREVAS”, em que interpreta LUCIUS FOX, assessor de BRUCE WAYNE (CHRISTIAN BALE). Ele venceu o OSCAR de ator coadjuvante por “MENINA DE OURO” e recebeu indicações ao prêmio por atuações em “ARMAÇÃO PERIGOSA”, “CONDUZINDO MISS DAISY” e “UM SONHO DE LIBERDADE”.  
Lideres mundiais e moradores de toda a RÚSSIA prestaram hoje homenagens ao escritor russo ALEXANDER SOLJENÍTSIN, que morreu ontem, aos 89 anos, de insuficiência cardíaca. O presidente da RÚSSIA, DIMITRI MEDVEDEV, definiu SOLJENÍTSEN, vencedor do Prêmio NOBEL DE LITERATURA DE 1970, como “um dos maiores pensadores, escritores e humanistas do século XX” e disse que sua morte era uma perda irreparável para a RÚSSIA e para o mundo.
O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, também homenageou o escritor. O corpo do autor está sendo velado hoje, durante todo o dia, na Academia de Ciências de MOSCOU e será enterrado no histórico MONASTÉRIO DONSKOI, também na capital russa.

4 DE AGOSTO DE 2009      :       -       TERÇA-FEIRA
Na madrugada, bisbilhotando um blog de um aficionado do Movimento Constitucionalista, fui induzido a criar também um blog. Não entendo muito dessas coisas e agora estou complicado: criei o blog, mas não sei conduzir para a página as minhas memórias, como era minha intenção. Nesta manhã não poderei me dedicar a isso porque irei sair mais cedo, com intenção de ir até a Câmara Municipal da Cidade de São Paulo para assistir o hasteamento do Pavilhão Nacional, idéia da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial.     .
Por volta das 11:30 horas estou chegando na Câmara Municipal. Ali encontro FRANCISCO GIANNOCCARO, FRANCES DE AZEVEDO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, alguns oficiais da PMESP, inclusive o major que é o assistente militar da Câmara.
CECÍLIA DE ARRUDA, Chefe do Cerimonial, dá início à solenidade com o hasteamento da Bandeira Nacional, da Bandeira do Estado de São Paulo, do Município, da própria Câmara. O ato é singelo e rápido. Os presentes entoam o Hino Nacional e a seção da Banda Musical executa alguns hinos. Dona Cecília convida o GIANNOCCARO, a FRANCES, o TRINDADE e eu para tomar um café com o Chefe de Gabinete da Presidência, CAMILO CRISTÓFARO MARTINS JÚNIOR, filho do CORONEL PM Ref CAMILO CRISTÓFARO MARTINS, que se notabilizou na antiga Força Pública pela grande amizade que tinha com o ex-governador JÂNIO QUADROS, de quem foi Chefe da Casa Militar.
Almoço com AMÉRICO e RONALDO. Eles procuram me ensinar como trabalhar com o blog que criei recentemente. Na Sociedade, atendo algumas pessoas que me tomam o tempo todo desta tarde. Um deles quer escrever um livro sobre a Revolução e fica me indagando pormenores sobre GETÚLIO VARGAS e de alguns episódios mais sérios da Revolução.
GINO STRUFFALDI diz que irá a um ato solene na Câmara Municipal, nesta noite, quando a API (Associação Paulista de Imprensa) entregará a Comenda JORNALISTA HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA ao CREA-SP pela passagem do seu 75º Aniversário. Ele foi convidado pelo J. B. de OLIVEIRA. Não participarei desse evento porque não fui convidado e também por causa do horário: 19 horas.
Por volta das 16:30 horas, quando já estou saindo, chega o CAPITÃO PM ANÍSIO. O fotógrafo VICENTE, nosso velho conhecido, também vem me visitar nesse horário. Atendo-os. O ANÍSIO acompanha-me até o metrô. 

Onze dias depois de sofrer um grave acidente no GP DA HUNGRIA, FELIPE MASSA finalmente pôde se despedir da rotina hospitalar. Por volta das 19 horas, o piloto deixou o hospital ALBERT EINSTEIN, no MORUMBI, com destino a seu apartamento, situado no mesmo bairro da zona sul da capital. Enquanto isso, o diretor médico do GP DO BRASIL, DINO ALTMANN, divulgava informações à imprensa. “FELIPE MASSA foi reavaliado hoje. Desde cedo ele fez exames de sangue, ressonância de crânio e passou por exames oftalmológicos. Após a realização de todos esses exames houve uma junta médica composta por: CLÁUDIO LOTTEMBERG (oftalmologista); GUILHERME CARVALHAL RIBAS (neurocirurgião), DIÓGENES ROCHA (cirurgião buco-maxilo-facial); MILTON GLEZER (clínico e diretor clínico do hospital) e eu. Chegamos a conclusão de que o FELIPE não tem nenhuma necessidade de nova cirurgia, mas de repouso em casa. As próximas reavaliações oftalmológicas serão semanais; novas tomografias e nova ressonância serão feitas dentro de um mês. No momento a única recomendação é que ele fique em repouso em casa. Até peço encarecidamente a vocês (jornalistas) que não fiquem de plantão em frente à casa dele. Ele precisa descansar. Esse é o maior trunfo que ele tem para se recuperar bem”, declarou ALTMANN.

O TENENTE-CORONEL PM WILSON CORREA LEITE JÚNIOR foi condenado hoje a pena máxima para o “crime de injúria real”. Ele é acusado de beijar, à força, a boca de uma tenente subordinada a ele. A decisão do Conselho Especial de Justiça, formada por um juiz e quatro coronéis, é de que o oficial seja punido com detenção no período de um ano em regime aberto.
O julgamento, residido pelo juiz substituto MARCOS FERNANDO THEODORO PINHEIRO, ocorreu na 3ª Auditoria Militar. O promotor WALDEVINO OLIVEIRA explicou que a denúncia contra o TENENTE-CORONE PM CORREA LEITE era a de atentado violento ao pudor (artigo 233 do código penal militar), agravado pelo artigo 237, que prevê aumento da pena devido ao fato de que o réu se trata de um oficial.
O Conselho Especial de Justiça entendeu que tais crimes não ocorreram. O caso é de dezembro de 2004 e a policial vítima diz que os assédios ocorriam dentro do 4º Batalhão da PM.
O crime de injúria é descrito no código militar como “ofender a dignidade ou decoro”. No caso de injúria real (artigo 217) há agravante: “se consiste em violência ou outro ato que atinja a pessoa e que, por sua natureza ou meio empregado, se considera aviltante a pena aumentada”. O julgamento começou pouco antes das 14 horas, com leitura das peças. Depois, houve argumentações de acusação e de defesa. Às 20 horas, havia sentença. “Foi satisfatório porque sinaliza para a coibição de certos tipos de prática, não só dentro da corporação, como em algumas áreas do serviço público. É preciso manter respeito nas administrações públicas. Respeito entre superiores e subalternos, principalmente na PM, que prima pela hierarquia e disciplina”, argumentou o promotor.
O TENENTE-CORONEL PM CORREA LEITE terá o direito de responder ao processo em liberdade. Sua defesa poderá recorrer da decisão só ao final da ação penal. Tal recurso deve ser ajuizado em segunda instância, no Tribunal de Justiça Militar. O MP ainda avalia se recorre da decisão também. “Conversarei com a assistente de acusação sobre isso”, disse OLIVEIRA.    

O PT reforçou hoje o apoio para a permanência de JOSÉ SARNEY na presidência da Casa ao manter a posição pela licença temporária e não aceitar um convite de outros quatro partidos (DEM, PSDB, PDT e PSB) para pedir a renúncia do senador ao cargo. A decisão do PT acabou fortalecendo SARNEY e deixando isolados os senadores que defendiam a renúncia – ao fim do dia, todos os partidos optaram por manter só o pedido de afastamento de SARNEY.

A força-tarefa encarregada de investigar o deputado PAULO MALUF diz ter rastreado o caminho de suposta propina da construtora MENDES JÚNIOR ao ex-prefeito de SÃO PAULO. As 15 remessas, entre 8 e 28 de janeiro de 1998, totalizaram 11 milhões de dólares. O escritório do advogado ANDREW WITTS, contratado pela prefeitura, sustenta que os valores se referem a “propinas e comissões secretas” entregues pela empreiteira a MALUF. A MENDES JÚNIOR foi uma das contratadas nas obras da Avenida ÁGUA ESPRAIADA. Em abril, o juiz MICHAEL BIRT, na ILHA DE JERSEY, determinou o bloqueio do dinheiro. Os valores atualizados somam 22 milhões de dólares, supostamente convertidos em ações da EUCATEX, empresa controlada pela família MALUF. O dinheiro seria parte do esquema que transferiu recursos públicos nos anos 1990. O DEUTSCHE BANK ainda chegou a um acordo com o Ministério Público para devolver aos cofres públicos 5 milhões de dólares que estariam em contas de MALUF.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR saiu hoje, às 12 horas, do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde estava internado desde 24 de julho, quando se submeteu a uma colostomia para correção de obstrução intestinal causada por tumores no abdômen.
Ao sair, um pouco abatido e acompanhado pelos médicos PAULO HOFF, RAUL CUTAIT e ADEMAR LOPES, ALENCAR disse que estava bem e demonstrou confiança no tratamento a que se submete no Centro M.D. ANDERSON, nos ESTADOS UNIDOS.  “Estou saindo de mais uma batalha, mas estou consciente – é uma guerra contra o câncer. Eu tenho de dar continuidade a esse tratamento experimental porque eu sou um dos voluntários desse tratamento com medicamento para o câncer.”
Às 12:50 horas, antes de embarcar para HOUSTON, ALENCAR deu uma entrevista exclusiva à TV GLOBO. Ao ouvir a pergunta sobre a força que tem na luta contra a doença, respondeu que provavelmente é a da fé que tem em Deus. “Minha vida tem sido útil e, se é útil, por que não devo prezá-la, preservá-la da melhor maneira que puder? E assim vou continuar fazendo e seja tudo o que Deus quiser.”

A Secretaria de Saúde anunciou que montará cerca de 50 postos até sexta-feira, em todo o Estado, para facilitar a distribuição do medicamento TAMIFLU, usado para tratamento da gripe suína. O objetivo é facilitar o acesso de grávidas e outros pacientes do grupo de risco do vírus H1N1. O Estado já tem 50 mortes provocadas pela doença. Em estimativas extra-oficiais, o BRASIL ultrapassou os 100 óbitos em decorrência do vírus. 

A família da estudante JACQUELINE RUAS, de 15 anos, que morreu no domingo no vôo 758 da COPA AIRLINES, quando retornava ao BRASIL, de uma excursão à DISNEY, vai processar a TIA AUGUSTA TURISMO por negligência. A afirmação foi feita hoje pela tia da adolescente, a consultora MAGDA DA PAZ SANTOS, de 39 anos. Ela acusa os funcionários da empresa de turismo de esconder dados sobre o estado de saúde de JACQUELINE, durante os 12 dias em que a jovem esteve nos ESTADOS UNIDOS. O caso será investigado pela Polícia Federal, que mantém  sigilo sobre o caso. 

BARACK OBAMA apareceu hoje de surpresa na sala de imprensa da CASA BRANCA para comemorar os 89 anos da jornalista HELEN THOMAS, que faz aniversário no mesmo dia do presidente. OBAMA, que hoje completou 48 anos, entrou na sala cantando com um prato com bolinhos e uma vela acesa. HELEN cobre a CASA BRANCA há mais de 40 anos.

O governo da CORÉIA DO NORTE libertou hoje duas jornalistas americanas que estavam presas no país, logo após a visita do ex-presidente dos EUA, BILL CLINTON a PYONGYANG. O líder norte-coreano, KIM JONG-IL concedeu a um perdão especial a EUNA LEE e LAURA LING, segundo a agência de notícias estatal KCNA. As duas trabalham ara a CURREN TV, de propriedade do vice de CLINTON, AL GORE.
Logo após o perdão de KM, CLINTON e as duas jornalistas voaram para LOS ANGELES, onde encontrariam parentes delas. Elas haviam sido presas na fronteira entre a CORÉIA DO NORTE e a CHINA, em março, e acusadas de entrar ilegalmente no país. EUNA e LAURA foram julgadas no mês passado e condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.

O TALEBAN atacou a capital do AFEGANISTÃO, CABUL, com pelo menos nove foguetes hoje. O alvo dos ataques era a zona das embaixadas e o quartel-general das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Duas pessoas ficaram feridas. CABUL é uma das áreas mais pacíficas do AFEGANISTÃO e não sofria um ataque do tipo desde a guerra civil dos anos 1990. Os foguetes foram interpretados como um recado claro do TALEBAN, que alertou na semana passada estar disposto a sabotar as eleições do dia 20.
Um homem invadiu uma academia de ginástica no fim da noite, atirou nos freqüentadores, matou cinco pessoas e feriu outras 15 em BRIDGEVILLE, próximo a PITTSBURGH, nos EUA. O suspeito entrou em uma aula de dança da qual participavam cerca de 30 mulheres e começou a atirar. Ele estaria entre os mortos.
A LA FITNESS fica na pequena cidade de BRIDGEVILLE, de cerca de 5 mil habitantes, vizinha a PITTSBURGH, na PENSILVÂNIA. Uma mulher identificada como NICOLE afirmou a uma afiliada da CNN na região que o suspeito era um homem branco, de meia-idade.

2 010      :      -         QUARTA-FEIRA
Mais uma manhã fria. Durante minha viagem para a cidade de SÃO PAULO venho lendo o livro “REVOLUÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO”, de EDGARD CARONE. É dos escritores dos mais respeitados. CARONE concebeu esse livro como fundo histórico para a compreensão do pensamento conservador e anti-revolucionário das décadas de 1920 e 1930, desde a escola católica de JACKSON DE FIGUEIREDO até a historicista de OLIVEIRA VIANA, a fascista de OTÁVIO DE FARIA e a integralista de PLÍNIO SALGADO.
Na Sociedade MARINEI vai mandar uma solicitação para os nossos associados no sentido de informar se pretendem assistir a peça “AD PERPETUAM...DEPOIS DO ÚLTIMO TIRO” na estréia no TEATRO SÉRGIO CARDOSO, Rua RUY BARBOSA, em 11 de agosto,  às 21:15 horas. O diretor da peça, AGUINALDO DAVLIS quer saber o número de ingressos que iremos precisar.
Mantenho um contato com o CORONEL PM Ref MENDES, por telefone. Nesta semana ele ainda não veio no MMDC. À tarde MARINEI precisa levar um dos filhos até a CRUZ AZUL.
COLOMBO vem me ajudar na Sociedade. Visita-nos o SARGENTO JORGE, do 2º BPE. Fala que está acertando a entrega do COLAR “GENERAL VENTURA” para o MENDES, GINO e eu. Apenas fica a pendência quanto a data. Diz que irá até o GRANDE ORIENTE para conversar a respeito disso com o CORONEL PM Ref MENDES.
Faleceu o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932 DOMINGOS ANGERAMI. Ele nasceu no dia 1º de dezembro de 1907, em MOCOCA. Estava com quase 103 anos de idade. Entrou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 5 de novembro de 1993. Seu número de inscrição é 9766. Ainda no último 9 de julho desfilou em cadeira de rodas.
Por volta das 16 horas, enfrentando uma temperatura muito baixa, retorno para GUARULHOS.
Telefono, nesta noite, para a casa de meu primo RENATO VENTURA, em POÁ. Quero cumprimentar sua esposa, a CIDA, que está aniversariando. Sou atendido pelo FERNANDO. Diz ele que sua mãe está lecionando. Fica o recado de minha lembrança pela data.
Nesta noite inicio uma nova etapa em meu blog. Hoje completo um ano que comecei a lançar minhas memórias nele. Agora passarei a atualizar as datas, começando pelo dia 5 de agosto.

De meninos eles têm apenas a ginga e a forma atrevida de jogar. Com seis titulares formados nas categorias de base, além de PAULO HENRIQUE GANSO, que chegou jovem ao clube, o SANTOS provou hoje que, apesar da baixa idade de seus jogadores, já está maduro. Superou enorme pressão do “caldeirão do BARRADÃO”, o campo ruim e a chuva intensa para conquistar, pela primeira vez, o título da COPA DO BRASIL.
Apostando nos contra-ataques rápidos, com toques precisos, os paulistas ergueram a taça graças à ousadia de não apenas tentar segurar a vantagem de 2 a 0 em casa. Atacaram e até saíram na frente, com gol de EDU DRACENA. A virada foi conseguida pelo valente VITÓRIA, mas o placar não estragou a festa alvi-negra: 2 a 1.
Num ano até agora perfeito, o SANTOS ergue sua segunda taça – conquistou também o Campeonato Paulista – e é o primeiro representante brasileiro na TAÇA LIBERTADORES de 2011. Repete o feito do forte SANTOS de 1968, de PELÉ, que naquele ano também ganhou o Estadual e o ROBERTO GOMES PEDROSA, o ROBERTÃO, antigo Campeonato Nacional.

O Ministério Público de MINAS GERAIS apresentou hoje à Justiça de CONTAGEM, região metropolitana de BELO HORIZONTE, denúncia contra os nove acusados de envolvimento no seqüestro e morte de ELIZA SAMUDIO, de 25 anos, ex-amante do goleiro BRUNO FERNANDES. O promotor GUSTAVO FANTINI não informou quais crimes atribuiu a cada um deles. A juíza MARIZA FABIANE LOPES, do Tribunal do Júri do Fórum de CONTAGEM, vai decidir se acata ou não a denúncia do Ministério Público. Antes, porém, o Tribunal de Justiça de MINAS deve decidir se a competência para julgar o caso será da magistrada, pois a defesa de BRUNO e de outros cinco réus alega que os “supostos crimes” não teriam ocorrido no município. Amanhã, a juíza deve se pronunciar sobre o pedido de prisão da atual amante do goleiro, FERNANDA GOMES, e sobre a conversão das prisões temporárias dos acusados em prisões preventivas. Caso o pedido seja acatado, eles podem ficar presos até o julgamento.

Por alguns minutos da tarde de hoje, os ministros do Supremo Tribunal Federal ficaram um pouco aliviados. O presidente da Corte, CEZAR PELUSO, anunciou a volta na próxima semana do ministro JOAQUIM BARBOSA, que está em licença médica desde 26 de abril. BARBOSA enfrenta reclamações de advogados e dos próprios colegas do STF por causa da paralisação e do acúmulo de processos em seu gabinete. 

Morreu o ginecologista e obstetra ANTÔNIO AUGUSTO ARANTES, aos 83 anos. Tinha uma grande coleção de pássaros. No viveiro, que manteve em casa até os anos 1970, guardava cerca de mil aves. Ele tinha adoração por um mainá – um pássaro preto – que assobiava o Hino Nacional. Quando a ave morreu, no entanto, perdeu o interesse pela criação e doou os outros animais para os amigos.
Também gostava de colecionar selos. Tinhas todos os do BRASIL e vários de fauna, que vinham de fora. Mas a tradição deu lugar à modernidade. Trocou os selos pelos e-mails e por jogos na Internet.
Diretor da Casa de Saúde de Santos e ex-presidente da Associação dos Médicos de SANTOS.

Faleceu o advogado da União, com cargo de subprocurador regional, CID ROBERTO DE ALMEIDA SANCHES, aos 46 anos. Atuou junto ao Ministério Público Federal no caso do escândalo do desvio de verba da construção do Fórum da BARRA FUNDA.
E esteve também em outros casos importantes, como o da repressão aos jogos de azar e o de combate às casas de bingo e aos caça-níqueis. De carreira bem sucedida, SANCHES era conhecido entre os amigos pelo desprendimento. E adorava filmes. Um de seus preferidos era HAIR. Tinha também uma coleção de DVDs, além de outra de imagens de SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Toda vez que alguém viajava, lhe trazia uma imagem.

Faleceu ELEONORA WANDA NARDI ARCURI, aos 84 anos. Há dez anos sofreu um AVC. Mas as seqüelas do acidente não a fizeram parar. Praticava hidroginástica e fazia fisioterapia na academia com um professor particular. Todos os fins de semana saía, acompanhada de suas filhas, para as festas e comemorações. Hobby desde a juventude, ainda conseguiu bordar e pintar – sempre natureza morta – durante um tempo. Gostava de presentear a família com o que fazia e decorava a casa com seus quadros. Também não deixava de ir, uma vez por mês, para sua chácara em SOROCABA. Considerada exigente e muito elegante, trabalhou anos como secretária na fábrica de essências, que era de seu pai. 

Filho mais velho do escritor e dramaturgo NELSON RODRIGUES, o cineasta JOFFRE RODRIGUES não procurou seguir os passos do pai no universo da literatura, mas, sempre que pôde, buscou eternizar sua obra, ao transportar os célebres textos do mestre para a telona.
A relação de JOFFRE com o cinema teve início aos nove anos, numa pequena participação como ator em “SOMOS DOIS” (1950), drama musical com direção de MILTON RODRIGUES e roteiro assinado pelo próprio NELSON. Já como produtor, a primeira obra de que JOFFRE participou foi a adaptação de “BONITINHA MAS ORDINÁRIA”, longa-metragem de 1963, com JECE VALADÃO no elenco. JOFFRE produziu ainda outras duas adaptações da obra rodriguiana para as telas: A FALECIDA, de 1965, e BOCA DE OURO, de 1990.
Em 1980, participou como co-roteirista em “PERDOA-ME POR ME TRAÍRES”, adaptação de outro texto de NELSON, com VERA FISCHER, NUNO LEAL AIA e LÍDIA BRONDI no elenco. Esteve na produção de “MAIORIA ABSOLUTA” (1964), de LEON HIRSZMAN, “BOCA” (1994) e “O MONGE E A FILHA DO CARRASCO” (1995). A estréia de JOFFRE na direção ocorreu em 2006, com “VESTIDO DE NOIVA”, adaptação da mais famosa peça de NELSON, com MARÍLIA PÊRA, LETÍCIA SABATELLA e SIMONE SPOLADORE.
Na última semana, JOFFRE entrou em coma, após uma cirurgia cardíaca. Na madrugada de hoje, o cineasta morreu de falência múltipla dos órgãos num hospital do RIO. O corpo de JOFFRE, que faria 69 anos no dia 11 de agosto, será cremado no dia 6.    

Um explosivo foi lançado hoje contra o comboio em que o presidente iraniano, MAHMOUD AHMADINEJAD, viajava na cidade de HAMADAN, centro do IRÃ, disseram testemunhas. O governo e a agência oficial de notícias IRNA apressaram-se em desmentir a hipótese de um atentado. A explosão foi causada por um simpatizante de AHMADINEJAD que, feliz pela visita do presidente à cidade, soltou um rojão perto dos veículos que seguiam do aeroporto para um estádio. Apesar do desmentido, uma pessoa foi presa.

A Corte Suprema do IRÃ ignorou hoje apelos de defensores de direitos humanos e atendeu ao pedido do Ministério Público para que a iraniana SAKINEH ASHTIANI seja executada. Em uma aparente tentativa de aplacar as criticas internacionais, TEERÃ mudou o teor da principal acusação contra SAKINEH – de adultério para assassinato. O tribunal definirá na próxima semana se ela será enforcada ou apedrejada. Não cabe recurso.

2 011     :        -      QUINTA-FEIRA.
Talvez esta seja a pior manhã de agosto. Está gelado. No computador, desde 7 horas, estou agilizando minhas memórias para atualizar o 4 de agosto. Relembro que há dois anos começava a tentar montar o meu blog. Hoje está completando aniversário que passei a lançar minhas mensagens na WEBB. Também preciso corrigir o roteiro da solenidade de 31 de julho, na BELA VISTA.
Chego no MMDC um pouco antes das 13 horas. Fico sabendo as quantas andam as finanças da Sociedade. Depois da instituição do boleto não mais tivemos déficit. Foi uma grande medida. Durante cinco anos alguns diretores puseram sérias dificuldades na criação desse sistema de pagamento. Meu computador apresenta um fato pitoresco, pede uma senha. Acontece que não coloquei senha nele. Penso que o COLOMBO fez isso, uma vez que usa o aparelho. No entanto, através telefonema com ele, que se encontra em DIADEMA, fico sabendo que não mexeu no computador. MARINEI está espantada com essa situação. Telefonamos para o PEDRO, que sempre conserta os computadores do MMDC. Ele acha que é um tipo de vírus. Acontece que enquanto estamos conversando e eu mexendo no teclado, de uma hora para outra abre o programa. E algo muito misterioso.
Converso com o ROMAGNOLI. Encontra-se com sérios problemas com sua mãe. Explico que faremos reunião do Conselho Superior em 24 de agosto e que ele é o secretário. Lembramos dos nossos veteranos quando ele pede notícias do GINO. Um deles é o OSVALDO DIANA.
Também converso, via fone, com o MENDES. Ele passou pela manhã no MMDC e depois foi para a maçonaria.
A temperatura continua muito baixa. Somos obrigados a enfrentar um vento frio para retornar a GUARULHOS.
A presidente Dilma Rousseff decidiu hoje demitir Nelson Jobim do Ministério da Defesa. Em uma entrevista à revista Piauí, Jobim chama o governo Dilma de "atrapalhado", diz que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é "fraquinha", e que Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, "não conhece Brasília". Por conta de outras declarações, Jobim já estava na lista dos auxiliares de Dilma que ela deve tirar do governo na primeira reforma ministerial, no final deste ano ou no início de 2012. Agora, com a entrevista à revista, que chega amanhã às bancas e tem o conteúdo editado no portal de internet estadao.com.br, a presidente decidiu pela demissão imediata de Jobim, desistindo da ideia de não mexer no governo enquanto não assentar a poeira da base aliada levantada pela crise política no Ministério dos Transportes, Dnit e Valec.

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília
O agora ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), criticou o governo Dilma nas últimas semanas
Amigo de Serra, Jobim serviu a FHC, Lula e Dilma
Jobim diz que suas declarações foram tiradas do contexto
Ataque de Jobim 'é desnecessário', diz Ideli
Gleisi considera opinião de Jobim 'irrelevante'
Sarney sai em defesa de Jobim e chama Ideli de "gordinha"
Após uma série de críticas e constrangimentos públicos ao governo de Dilma Rousseff, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou seu cargo nesta quinta-feira (4). Ele, que estava no Amazonas em missão oficial, foi chamado a antecipar seu retorno a Brasília.
O ministro das Relações Exteriores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, foi confirmado em seu lugar, segundo informações oficiais do Palácio do Planalto.
Dilma ficou irritada com as últimas declarações de Jobim à revista "Piauí", quando o agora ex-ministro chamou de “atrapalhada” a política do governo para divulgação de dados sigilosos e chamou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de “fraquinha”. Ele disse ainda que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, “nem sequer conhece Brasília”.
Pela manhã, a presidente esteve reunida com Ideli, Gleisi, Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Helena Chagas (Comunicação Social) para discutir a permanência de Jobim. Antes da reunião, Ideli afirmou que Jobim tem dado declarações "desnecessárias" e deveria se "conter um pouquinho”.
A um assessor próximo, Dilma teria dito que se pudesse “arrumaria um cargo para o Jobim na Amazônia e deixaria ele por lá”. O peemedebista foi mantido no cargo no início do atual governo por conta da insistência do antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e titular das pastas da Justiça e da Defesa em governos diferentes, Jobim estava em baixa com a presidente Dilma. Em sete meses, o peemedebista foi afastado de debates jurídicos no Palácio do Planalto, sumiu das reuniões de avaliação política e repassou o comando da aviação civil a outra pasta.
Este é o terceiro ministro a cair nos oito primeiros meses do governo Dilma. O primeiro foi Antonio Palocci (ex-Casa Civil) que deixou o posto no começo de junho após reportagens que mostravam um aumento vertiginoso de sua empresa de consultoria durante a campanha de Dilma ao Planalto. No começo de julho foi a vez de Alfredo Nascimento (ex-Transportes), que saiu após denúncias sobre um esquema de corrupção na pasta. A oposição está se articulando para instalar uma CPI sobre o caso.

Assunto: COMISSÃO ESPECIAL DA PEC 300 É GOLPE !!!
Criada no final da legislatura passada por intervenção dos deputados federais aliados do governo, mais precisamente do deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP), a desditosa Comissão Especial formada para analisar todas as proposições relativas à segurança pública que tramitavam na Câmara, e com o objetivo de emperrar a votação em segundo turno da PEC 300, ganhou rapidamente a alcunha de “Comissão Especial
Reunidos quarta (04) os membros dessa Comissão acabaram cancelando a reunião por falta de quorum, mas o presidente dos trabalhos, deputado Arnaldo Faria de Sá, que inclusive é o autor da PEC 300/2008, encaminhou ofício aos governadores para que fosse informado à Câmara sobre o valor do salário inicial dos bombeiros e policiais. Em reportagem à Agência Câmara o parlamentar estabelece o prazo de até duas semanas para que haja manifestação por parte dos entes federativos sobre o impacto que a implantação poderá causar em cada estado.
Conforme a matéria, somente após o recebimento dessas informações, elaborará um estudo técnico para buscar um acordo para encerrar a celeuma da votação em segundo turno da PEC 300. Diz o ditado que de boa intenção o i****** está cheio. Imaginem esse documento chegando nos respectivos estados. Os governos que já possuem opinião formada sobre o assunto protelarão o tanto que quiserem. Não há nada que imponha aos governos estaduais o fornecimento desses dados a qualquer tipo de Comissão Especial na Câmara. Mas essa informação, nesse momento, é irrelevante pois o que tem que ser feito é unicamente concluir a votação em segundo turno da PEC 300.
Isso é golpe. A própria criação da Comissão Especial, que é prevista em regimento interno, diga-se de passagem, é fruto de uma famigerada armação para colocar no mesmo balaio a PEC 300. essa trama armada no meio do caminho surge justamente no momento em que os valorosos bombeiros e policiais se organizam para uma grande manifestação no Congresso Nacional para tão somente pressionar o Câmara a votar o segundo turno da PEC 300 nesse dia 9. o único interessado em manter essa melancólica Comissão Especial de pé é o governo federal.
Não há mais nada a ser debatido tanto na Câmara quanto nos estados. Já existem requerimentos de parlamentares componentes dessa errante Comissão solicitando audiências públicas em seus estados para debater a questão. Para que? As audiências públicas e marchas populares já aconteceram em todos os estados. Os bombeiros e policiais brasileiros não querem mais firulas. Querem passar dessa fase. Querem ver a PEC 300 em pauta, votada e aprovada no dia 9 de agosto. O resto é conversa fiada.
Quanto a essa questão de repercussão financeira é um assunto que deve ser tratado sim. Mas pelo governo federal, que, por leniência, já deveria ter feito esse estudo se assim o quisesse. Não quer. Prefere destilar veneno apregoando falsa repercussão financeira nos meios de comunicação corporativos. E mesmo que o governo não queira fazer isso agora, não há importância.
A PEC 300 ainda vai ser votada mais uma vez na Câmara dos Deputados, duas vezes no Senado, será promulgada em ato simbólico no Congresso Nacional e o governo terá até 180 dias para fazer esse estudo e apresentar à Câmara. Até o dia 9 muita coisa vai ser armada para impedir a organização dos bombeiros e policiais em Brasília. Aguardem.
Autor: Capitão Assumção

Recebo do GRUPO GBB o seguinte artigo:
Cel.Hiram Reis e Silva
Foi em abril de 1945. Os alemães tinham retraído da Linha Gótica depois da nossa vitória em Montese, e provavelmente pretendiam nos esperar no vale do rio Pó, mais ao Norte. Nosso Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo Pitaluga, os avistou na Vila de Collechio, um pouco antes do rio. A pedido do General fui ver pessoalmente e lá, por ser o mais antigo, coordenei a noite um pequeno ataque com o esquadrão e um pelotão de infantaria, sem
intenção maior do que avaliar, pela reação, a força do inimigo. Sem defender efetivamente o local, os alemães passaram para o outro lado do rio e explodiram a ponte. Então observamos que se tratava de uma tropa muito maior do que poderíamos ter imaginado. Eram milhares deles e nós tínhamos atacado com uma dezena de tanques e pouco mais de cinquenta soldados.
Informamos ao comando superior que o inimigo teria lá pelo menos um regimento. O comando, numa decisão ousada, pegou todos os caminhões da Artilharia, encheu-os de soldados e os mandou em reforço à pequena tropa que fazia frente a tantos milhares. Considerei cumprida a minha parte e fui jantar com o Coronel Brayner, que comandava a tropa que chegara prosseguiu
Dionísio. Durante a frugal refeição de campanha, apresentaram-se três oficiais alemães com uma bandeira branca, dizendo que vieram tratar da rendição. Fiquei de interprete, mas estava confuso; no início nem sabia bem se eles queriam se entregar ou se estavam pensando que nós nos entregaríamos, face ao vulto das tropas deles, que por sinal mantinham um violento fogo para mostrar seu poderio.
Esclarecida a situação, pediram três condições: que conservassem suas medalhas; que os italianos das tropas deles fossem tratados como prisioneiros de guerra (normalmente os italianos que acompanhavam os alemães eram fuzilados pelos comunistas italianos das tropas aliadas) e que não fossem entregue à guarda dos negros norte-americanos.
Esta última exigência merece uma explicação: a primeira vista parece racismo. Que os alemães são racistas é óbvio, mas porque então eles se entregaram aos nossos soldados, muitos deles negros? Bem, os negros americanos naquela época constituíam uma tropa só de soldados negros, mas comandada por oficiais brancos. Discriminados em sua pátria, descontavam sua raiva dos brancos nos prisioneiros alemães, aos quais submetiam a torturas e vinganças brutais. É claro que contra eles os alemães lutariam até a morte.
Não era só uma questão de racismo. Eu perguntei ao interprete do lado alemão (nos entendíamos em uma mistura de inglês, italiano e alemão), por que queriam se render, com tropa muito superior aos nossos efetivos e ocupando uma boa posição do outro lado do rio. Ele me respondeu que a guerra estava perdida, que tinham quatrocentos feridos sem atendimento, que estavam gastando os últimos cartuchos para sustentar o fogo naquele momento e que estavam morrendo de fome. Que queriam aproveitar a oportunidade de se render aos brasileiros porque sabiam que teriam bom tratamento.
Combinada a rendição, cessou o fogo dos dois lados. Na manhã seguinte vieram as formações marchando garbosamente, cantando a canção velhos camaradas, também conhecida no nosso Exército.
A cerimônia era tocante prosseguiu Dionísio. Era até mais cordial do que o final de uma partida de futebol. Podíamos ser inimigos, mas nos respeitávamos e parecia até haver alguma afeição. Eles vinham marchando e cada companhia colocava suas armas numa pilha, continuando em forma, e seu comandante apresentava a tropa ao oficial brasileiro que lhe destinava um local de estacionamento. Só então os comandantes alemães se desarmavam. A primeira Unidade combatente a chegar foi o 36 Regimento de Infantaria da 9° Divisão Panzer Grenadier. Seguiram-se mais de 14 mil homens, na maioria alemães, da 148° Divisão de Infantaria e da Divisão Bessaglieri Itália que os acompanhava.
Entretanto houve um trágico incidente: Um nosso soldado, num impulso de momento, não se conteve e arrancou a Cruz de Ferro do peito de um sargento alemão. O sargento, sem olhar para o soldado, pediu licença a seu comandante para sair de forma, pegou uma metralhadora em uma pilha de armas a seu lado e atirou no peito do brasileiro, largou a arma na pilha e entrou novamente em forma antes que todos se refizessem da surpresa. Por um momento ninguém sabia o que fazer. Já vários dos nossos empunhavam suas armas quando o oficial alemão sacou da sua e atirou na cabeça do seu sargento, que esperou o tiro em forma, olhando firme para frente. Um frio percorreu a espinha de todos, mas foi a melhor solução - Concluiu Dionísio.
Ao ouvir esta história, eu já tinha mais de dez anos de serviço, mas não pude deixar de me emocionar. Não foram as tragédias nem as atitudes altivas o que mais me impressionaram. O que mais me marcou foi o bom coração de nossa gente, a magnanimidade e a bondade de sentimentos, coisas capazes de serem reconhecidas até pelo inimigo. Capazes não só de poupar vidas como também de facilitar a vitória. É claro que isto só foi possível porque os alemães estavam em situação crítica; noutro caso, ninguém se entregará só porque o inimigo é bonzinho, mas que a crueldade pode fazer o inimigo resistir até a morte, isto também é real. Na História Pátria podemos ver como Caxias, agindo com bondade, só pacificou, e como Moreira César, com sua crueldade, só incentivou a resistência até a morte em Canudos.
O General Dionísio e o interprete alemão Major Kludge, se tornaram amigos e se corresponderam até a morte do primeiro, no início dos anos 90. O General Mark Clark, comandante do 5° Exército norte-americano, ao qual a FEB estava incorporada, disse que foi um magnífico final de uma ação magnífica. Dionísio disse apenas que a história real é ainda mais bonita do que se fosse somente um grande feito militar."

Atos do Governador
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR
Decreto do Vice-Governador, em Exercício no Cargo de Governador do Estado, de 4-8-2011
Aplicando a perda de seu posto e patente, à vista do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, nos autos do Conselho de Justificação 206-2010-TJMESP - Vols. I a XI (processo de origem GS 847-2008-SSP), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível o Cap. Res. PM RE 791251-0 Valdir de Souza, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e decretou a perda de seu posto e patente, aplica-lhe, nos termos do art. 23, I, alínea “c” e parágrafo único, da LC 893-2001, a pena de demissão, a produzir efeitos desde 8-4-2011, ficando preservados, nos termos dessa mesma decisão, o pagamento dos proventos decorrentes da precedente transferência para a inatividade.

VELHOS CAMARADAS
Amigos
Não é trazer a sardinha para nossa brasa, aliás brasa é própria de Bombeiro, mas a confraria do BOMBA é imbatível e sabe porque:
1. traz o decano Cel Tolosa
2. traz 3 Cmt G: Camilo, Profício e Theseo
3. traz nosso gde guru Cmt do CB, Cel Sampaio
4. traz oficiais de inúmeras turmas de academia
5. traz muita gente boa que não serviu no CB
6. come-se bem demais e dessa vez foi o Alemão, Conti, gde asp 76 (dava trote como poucos........) e o Paiva, Gelo, asp 78, meu guru no CP que fizeram um vacalhau e binho digno de portuga, aliás o Nunes cá steve.....
7. tem dois lambe-lambe da melhor qualidade: Cel Antonio, gde asp 65 e Cel Mello, gde asp 77
8. revemos mestres de nossa Academia e CBO, em meu caso: Baracho, Luiz Carlos, D´Addio, Negrisolo e Synésio
9. encontramos amigos de turma: Paiva e Marcatti
10. revemos contemporâneos de Academia: Lopeta, Selmann, Gatti, Mario Roberto, Edson, Carquejo, Figueira, Kroll,
11. revemos a velha e maravilhosa guarda do CB e PM: Amaro, Sanchez, Zacarias, Zenildo, Paulino, Gil, Claret, Ciriaco, Góis, Leopoldo, Moraes, Cesar, Agassi, Norival, Almeida Lima, Martins, Nyomar, Carnevale, Helios, Schoub.......
É ou não é demais.......
Donizeti
PS: Há os que faltaram nessa, mas valem ouro
 Caros amigos.
Talvez o frio tenha despertado os companheiros, ou acordaram mais cedo para fazer alguma coisa e na sequência, resolveram comparecer em massa. Acredito que foi o maior número alcançado até hoje. Esperamos que esta prática salutar, continue a crescer.
As expressões faciais, demonstram como o pessoal estava preocupado com a labuta diária.
Tivemos a Presença do Exmo. Cmt. Cel. Camilo, que a pedido da turma, esclareceu algumas dúvidas, a respeito das contingências atuais.(Nossos agradecimentos ao Cel. Camilo).
Nossas reuniões, tem revelado a arte de muito dos nossos amigos, aptos a competir com qualquer chef de televisão. Hoje, nossos parabéns ao Cel. Conte e sua equipe, pois quando o pessoal volta a fila por 5 ou 6 vezes, é porque está acima de excelente, Parabéns.
O curioso, é que também temos mais algumas revelações, que estão despontando e aumentando cada vez mais. Isto é muito bom, faz bem para a saúde e a mente. Observem pelas fotos o número de cantantes desta data. A festa estava animada.
Não podemos deixar de agradecer ao Cel. Luiz Carlos e sua equipe, por manter a belíssima dependência em excelentes condições de receber e manter confortável todos os companheiros.
Parabenizamos todos os aniversariante de mês: Zacarias, Luiz Carlos(Cacau), Leo, Amaro, Oliveira Jr e por fim o amigo Cel. Tolosa, que comparece pela primeira vez e acreditamos que nunca mais faltará. Muita alegria, saúde e que no próximo ano, possamos estar juntos novamente.
Abraços a todos.
Antonio l

O Grão-Mestre de honra de São Paulo e Grande Incentivador da memória e da cultura maçônica, faleceu em São Paulo, no dia 04 de agosto. O Irmão Romeu Bonini, foi Iniciado em 21 de outubro de 1972, na A:.R:.L:.S:. Monte Líbano nº 0708. Seu corpo está sendo velado na cidade de Itápolis, nas dependências da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Dr. João Carlos Ferraro. A cremação se dará em Jaboticabal.
BIOGRAFIA: Comendador Romeu Bonini: Por Andréa Cristina Gazetta e Leandro Pires Garcia Nardini. Natural de Tapinas, nascido a 05 de outubro de 1929, a vida do Comendador Romeu Bonini é sinônimo de persistência e obstinação. Sua história se inicia por volta de 1880, quando a família Bonini - oriunda da província italiana de Mântova - chega ao Brasil por volta de 1880 e se instala em Dobrada, cidade próxima a Araraquara, no interior do estado paulista. Na época, o patriarca, Próspero Bonini, e seus familiares trabalhavam na lavoura de café. Ainda bem jovem, casa-se com Angela Semeghini e fixam residência no Distrito Pedrense de Tapinas na Fazenda Cachoeira. Dona Angela falece no parto do 11.º filho. Eis que Odoni Bonini, o filho mais velho deles, juntamente com sua esposa Letícia Citelli, assume a tutela dos irmãos mais novos. Da união de Odoni e Letícia, nascem Euclides, Angela, Ivone, Romeu, Darci e três outros irmãos falecidos durante a infância. Romeu Bonini passa a morar com sua tia Maria – esposa de José Nori - e desde muito jovem entrega leite de porta em porta para famílias itapolitanas, muitas delas abastadas. Forma-se em 1946, aos 16 anos, e se muda para São Paulo orientado pelo pai - um homem severo, porém de visão futurista - para continuar seus estudos à noite sem deixar de trabalhar durante o dia. Sob esse ideal foi o primeiro dos irmãos a terminar o ensino secundário. Na capital, exerce seu ofício de contador e posteriormente conhece e se casa com Wilma Pêra. Em 1953, seu cunhado Ildo Pêra, torna-se fabricante de equipamentos pesados - caldeiras, tanques e vasos de alta pressão - para a indústria petrolífera então emergente. A prática no setor industrial propicia ao jovem Romeu Bonini o interesse no conhecimento do setor alimentício, o qual resultou na posterior ideia da industrialização e do comércio de óleo comestível. Em Itápolis houve êxodo rural por conta da crise relacionada ao preço do café e também à visão individualista dos imigrantes italianos, convencidos de que a indústria traria prejuízos à mão-de-obra na lavoura. Entretanto, Odoni Bonini gostava muito de Itápolis e nunca sairia daqui. Obstinado, convida seu filho Romeu para fundar uma empresa no município. Nesse intuito, Ildo Pêra vinha aos finais de semana à cidade orientar a construção. Em 1964 nasce a Companhia Itapolitana de Óleos Vegetais S/A em sociedade de 50% com Décio Perrone Ribeiro. Posteriormente à fundação, seu irmão Euclides Bonini casa-se com Elza Vicentim e passa a fazer parte da sociedade com 20%. Os demais irmãos não deram crédito ao investimento. Em 1974 fundam a Triângulo Alimentos Ltda. que atualmente produz gorduras vegetais hidrogenadas e derivados. Nesse momento, Itápolis era o 3º maior município do Estado de São Paulo e mesmo assim Romeu teve que superar desafios como a falta de infraestrutura industrial na cidade. Importa mencionar que Dona Wilma, em todos esses anos, mostra-se uma grande companheira e mãe e sempre apoiava Romeu nas adversidades. Atualmente completam 50 anos de casamento. Hoje a empresa é capitaneada por Eduardo Bonini, filho de Euclides, ao lado de Romeu Bonini Júnior. Também é impossível separar a figura carismática de Romeu Bonini da Maçonaria, discreta entidade filosófica, filantrópica e progressista que fomenta os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade bem como a cultura em prol do desenvolvimento dos povos e do especial carinho para com as crianças. Foi iniciado em 1972 em São Paulo e em 1978 reabriu a Maçonaria em Itápolis. Em 1986 foi elevado ao grau máximo da instituição: o de Inspetor Geral (grau 33º). Somando-se as incontáveis e merecidas homenagens e comendas recebidas no transcorrer da vida, quer seja pelo histórico de empreendedor visionário, quer seja pelo eminente filantropo que é, aos 16 dias do mês de dezembro de 2010, em Brasília-DF, recebe do Conselho da Ordem do Congresso Nacional, a Medalha da Ordem do Congresso Nacional que conferiu a ele o Grau de Cavaleiro, como reconhecimento do Poder Legislativo do Brasil entregue pelo Grão-Mestre, Presidente do Congresso Nacional e ex-Presidente da República, senador José Sarney. Esta rara e exclusiva condecoração é direcionada apenas a pessoas dignas de reconhecimento especial por relevantes serviços prestados ao país. Todos os itapolitanos devem se sentir orgulhosos deste grande conterrâneo.
A madrugada foi a mais fria do ano na capital. Na Avenida PAULISTA, os termômetros marcavam 3ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima foi de 6ºC no MIRANTE DE SANTANA, na zona norte, onde se registra a temperatura oficial da cidade. O índice foi o menor dos últimos oito anos, segundo a CLIMATEMPO. As rajadas de vento atingiram 40 km/h o que contribuiu para diminuir a sensação térmica.

Depois de 15 anos de jejum contra o BAHIA, o torcedor são-paulino nem precisou apelar para os santos ou tirar da gaveta seus patuás. Com a ajuda de FAHEL, que interceptou cobrança de falta de ROGÉRIO CENI com o braço esquerdo dentro da área, o TRICOLOR abriu o placar no primeiro tempo e conseguiu vitória tranqüila por 3 a 0, no MORUMBI. Foi o primeiro triunfo do TRICOLOR sobre o time baiano desde agosto de 1996 – nesse período, houve quatro derrotas e dois empates. Prêmio para os torcedores que enfrentaram o frio de dez graus para assistir ao quarto triunfo tricolor em seus domínios em sete confrontos. O resultado recoloca o SÃO PAULO em terceiro na tabela, com 28 pontos. O BAHIA permanece com 15, na 14ª posição.
Sem DECO, que cogita a aposentadoria, e com pênalti defendido por DIEGO CAVALIERI, o FLUMINENSE superou o INTERNACIONAL por 2 a 0, no ENGENHÃO, no RIO DE JANEIRO. Na outra partida, o ATLÉTICO-PR provou que dará muito trabalho ao líder CORINTHIANS, no domingo, em CURITIBA. O time paranaense derrotou o seu xará goiano por 3 a 0, fora de casa. O FURACÃO não tomou conhecimento do adversário no SERRA DOURADA e fez o primeiro com FABRÍCIO, MANOEL marcou o segundo e KLEBERSON, o terceiro. Apesar da vitória – a segunda consecutiva – o FURACÃO permanece na zona de rebaixamento, com 11 pontos. O ATLÉTICO GOIANENSE é o 16º, com 13 pontos.

Em noite inspirada do meia-atacante PHILIPPE COUTINHO, a seleção brasileira venceu hoje o PANAMÁ por 4 a 0 e garantiu vaga nas oitavas de final do MUNDIAL SUB-20 disputado na COLÔMBIA. No primeiro tempo, depois de desperdiçar ótimas chances, o BRASIL abriu o placar aos 40 minutos com o atacante HENRIQUE. No último minuto, COUTINHO ampliou. Na etapa final, o camisa 10 voltou a marcar e, desta vez, foi um golaço. Após limpar dois zagueiros, ele bateu firme no canto direito. Aos 44 minutos, DUDU fechou a conta. Agora, a seleção brasileira aguarda o confronto entre ARÁBIA SAUDITA e NIGÉRIA, domingo, para conhecer seu adversário.    

Um ciclista morreu atropelado por um ônibus no Viaduto 31 de Março, na LIBERDADE, no centro da capital. O acidente ocorreu pela manhã. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local prestar socorros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. Segundo a CET, duas faixas da esquerda do viaduto foram interditadas para os trabalhos de perícia.  

Vítima de insuficiência cardíaca morreu AFRÂNIO MESSIAS ALVES NUNES, dirigente esportivo. Para os nordestinos, time bom de futebol chamado RIVER não é o da ARGENTINA, mas sim o do PIAUÍ. AFRÂNIO MESSIAS ALVES JÚNIOR ajudou o pai a fundar o RIVER piauiense em 1946 e o presidiu durante 22 anos. Foram cinco mandatos à frente da agremiação. Como retribuição ao tempo fiel de dedicação, acabou ganhando o titulo de “Presidente mais vitorioso do RIVER”. Sob sua batuta, o time conquistou 11 campeonatos estaduais. Natural de AMARANTE (NASCEU EM 1924), no interior do Estado, mudou-se para TERESINA ainda na adolescência. Cursou Direito e conheceu a mulher, CAMELIA, com quem se casou em 1950.
A família também ficou impregnada com o futebol. Seu filho, JOSÉ, já exerceu a presidência do clube. Os netos não escaparam do fanatismo. Ainda na maternidade, os bebês eram presenteados com fraldas bordadas com o escudo do time Antes de surgir a paixão pelo tricolor do PIAUÍ, o coração de AFRÂNIO batia mais forte pelo TRICOLOR DAS LARANJEIRAS, o FLUMINENSE. A tradição do RIO DE JANEIRO inspirou a criação do que viria a ser o RIVER piauiense. A vida de AFRÂNIO ficou marcada também pela atuação no meio político. Presidiu a executiva estadual da UDN e foi deputado estadual pela extinta ARENA por quatro mandatos consecutivos, entre as décadas de 1960 e 1980. Atuou como secretário estadual de Educação e conselheiro do TCE. Deixa viúva, cinco filhos, netos e bisnetos.   

A escolha do ex-chanceler CELSO AMORIM para substituir NELSON JOBIM no Ministério da Defesa desagradou a almirantes, generais e brigadeiros e foi considerada “a pior surpresa” dos últimos tempos pelos militares, só comparável à escolha de JOSÉ VIEGAS FILHO, também diplomata, no início do governo LULA, para o mesmo cargo. No caso de CELSO AMORIM, de acordo com oficiais-generais a situação é ainda mais delicada. Todos eles conhecem as posições assumidas pelo ex-chanceler em sua passagem pelo ITAMARATY,quando, segundo avaliam, ele “contrariou princípios e valores” dos militares. Apesar de toda contrariedade, os militares, disciplinados, não pensam em tomar qualquer atitude contra o novo ministro da Defesa. Não há o que fazer, além de bater continência para o sucessor de NELSON JOBIM. Para os militares, a escolha de AMORIM tem “o dedo de LULA”, dizem. DILMA ROUSSEFF é a presidente da República e cabe a ela escolher o novo ministro da Defesa e, aos militares, acatar a decisão. “É quase como nomear o flamenguista MÁRCIO BRAGA para o cargo de presidente do FLUMINENSE ou do VASCO, ou vascaíno ROBERTO DINAMITE como presidente do FLAMENGO”, comentou um militar, recorrendo a uma imagem futebolística e resumindo o sentimento de “desgosto” da categoria. “O governo está apostando na crise”, observou outro oficial-general, explicando que JOBIM conquistou autoridade, mas ninguém sabe como será a reação da tropa caso haja algum problema que obrigue AMORIM a fazer valer sua autoridade. O maior desafio para os militares é que, durante todo o governo LULA, CELSO AMORIM usou a ideologia para tomar decisões e conduzir a política externa brasileira. Além disso, AMORIM priorizou a relação com FIDEL CASTRO, de CUBA, e HUGO CHÁVEZ, da VENEZUELA, além de MAHMMOUD AHMADINEJAD, do IRÃ. “Ele colocou o MRE a serviço do partido”, salientou outro oficial, acrescentando que temem, por exemplo, a forma de condução do programa nuclear brasileiro. Isso porque AMORIM sempre defendeu, segundo esses oficiais, posições “perigosas” no que se refere aos programas de pesquisa que constam nos planos das Forças Armadas.

O mercado financeiro global viveu uma quinta-feira que lembrou os piores momentos da crise que eclodiu em setembro de 2008, com a quebra do banco LEHMAN BROTHERS. Bolsas de valores caíram no mundo todo, commodities se desvalorizaram e o dólar, visto como porto seguro apesar dos problemas fiscais americanos, subiu em relação à maioria das moedas. Alguns analistas chegaram a falar em pânico. Há dois fatores por trás do comportamento dos investidores: o risco de que grandes países da EUROPA, como ITÁLIA e ESPANHA, não consigam honrar suas dívidas, e o temor de que a economia dos ESTADOS UNIDOS, responsável por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) global, volte a entrar em recessão. Esse último receio ganhou força após o acordo entre democratas e republicanos para elevar o teto da dívida americana. O governo de BARACK OBAMA será obrigado a cortar despesas, medida que tende a tirar ainda mais combustível da atividade econômica.   

A NASA anunciou hoje o descobrimento de manchas superficiais na borda de crateras de MARTE que poderiam ser causadas por água líquida salgada, abrindo assim novamente a possibilidade de encontrar vida no planeta vermelho. A descoberta foi feita graças à análise de uma série de imagens obtidas pelo Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HIRISE, na sigla em inglês do Orbitador de Reconhecimento de MARTE (MRO), que explora o planeta desde 2006. “Estamos muito contentes com a descoberta, mas é o princípio de um processo que apenas começou”, afirmou o diretor de pesquisa científica do programa de exploração de MARTE, MICHAEL MEYER, durante uma entrevista coletiva. A NASA anunciou que enviará no próximo ano um veículo para a exploração de MARTE: o CURISITY. Ele irá para a cratera GALE, lugar distinto de onde foram encontrados indícios de água líquida.

O regime sírio anunciou hoje uma série de medidas políticas supostamente liberalizantes, incluindo o multipartidarismo, ao mesmo tempo que suas forças de segurança intensificaram as operações militares na cidade de HAMA, foco da oposição, onde mais de 170 pessoas foram mortas desde o domingo. Estas iniciativas do governo de DAMASCO foram encaradas com ceticismo por potências ocidentais como EUA e FRANÇA Elas foram anunciadas um dia depois de uma declaração presidencial no Conselho de Segurança da ONU condenar a violência das forças de BASHAR ASSAD. Desde março, mais de 2 mil pessoas teriam sido mortas em várias partes do país. Não há confirmação independente, pois DAMASCO proíbe a entrada de jornalistas estrangeiros. Um bloqueio militar também impede o acesso de alimentos e remédios a HAMA, que estaria vivendo uma crise humana. Quarta maior cidade da SÍRIA, esta região é um tradicional reduto anti ASSAD e também de extremismo religioso sunita. Segundo consultorias de risco político, há pressão interna sobre ASSAD por ele estar sendo “muito brando” na repressão contra a oposição. Em 1982, HAFEZ ASSAD, pai de BASHAR, comandou uma operação para conter um levante em HAMA, que resultou em mais de 20 mil mortos, no maior massacre da história moderna do mundo árabe. 

2 012      :      -     SÁBADO
Mais uma manhã fria. Procuro atualizar o dia 4 de agosto. Durante essa atualização vou lembrar do CRIME DA RUA TONELERO, quando começava a queda de VARGAS. Também recordo de minha “guerra” para criar o meu blog em 4 de agosto de 2009. O avanço foi muito significativo. JOÃO GOMES está preocupado com o estado de saúde de seu amigo TONHÃO. Ele ficou muito tempo internado em GUARULHOS, com grave moléstia cancerosa. Agora resolveram transferi-lo para a UNICAMP. A visita está liberada e os médicos desenganaram os parentes.    
Por uma hora, a lembrança das experiências anteriores em Jogos Olímpicos passaram pela cabeça dos brasileiros, que se viram atrás do placar duas vezes contra a seleção de Honduras. Mas finalmente aos 15 minutos do segundo tempo o Brasil chegou ao terceiro gol, virou a partida para 3 a 2 e avançou às semifinais do torneio de futebol de Londres-12, na qual enfrentará a Coreia do Sul. Num jogo sem muita inspiração, o Brasil saiu atrás do placar. A seleção de Honduras teve um jogador expulso, e Damião deixou tudo igual. No segundo tempo, depois de sofrer mais um do rival, o time de Mano Menezes virou com Neymar e Damião, este último o grande nome do jogo - marcou dois e também sofreu o pênalti convertido pelo colega de ataque. O jogo - No primeiro tempo, o Brasil demorou para se encontrar em campo. E aos 12 minutos de jogo, o time de Honduras fez boa jogada pelo lado esquerdo até que a bola sobrou para Martinez, que pegou de primeira, bonito, encobrindo o goleiro Gabriel. A equipe de Mano Menezes seguia tendo dificuldades, mas as coisas ficaram menos complicadas aos 32 minutos, quando Crisanto foi expulso após fazer falta sobre Neymar e receber o segundo cartão amarelo. Cinco minutos depois, quando o time já tinha mais posse de bola no ataque, Hulk fez boa jogada pela ponta direita e cruzou rasteiro. A zaga de Honduras vacilou para afastar, e Damião deu um carrinho para deixar tudo igual ainda antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, o Brasil levou novo susto. Espinoza recebeu do lado direito do ataque, cortou para dentro de perna esquerda e bateu cruzando, rasteiro, no canto de Gabriel, para fazer 2 a 1. Dois minutos depois, porém, a seleção brasileira se mandou para o ataque e, numa disputa de bola, Damião chegou antes do zagueiro e acabou tocado. Pênalti. Neymar cobrou no ângulo do goleiro Mendoza: 2 a 2. E aos 15 minutos de segundo tempo, finalmente, o Brasil tomou a frente do placar. Neymar tocou para Damião, que girou no pivô e fez o terceiro da seleção, segundo dele no jogo, para dar mais tranquilidade ao time de Mano Menezes A partir daí, a equipe gastou o tempo e pouco assustou o gol rival até o final do jogo.
FICHA TÉCNICABRASIL 3 X 2 HONDURAS: - Local: Estádio St. James’s Park, em Newcastle (Inglaterra); Data: 4 de agosto de 2012, sábado; Horário: 13 horas (de Brasília); Árbitro: Felix Brych (Alemanha); Assistentes: Mark Borsh e Stefan Lupp (ambos da Alemanha); Cartões amarelos: Sandro, Rômulo, Leandro Damião, Oscar e Marcelo (Brasil); José Velásquez, Roger Espinoza, Wilmer Crisanto, Orlin Peralta e Maynor Figueroa (Honduras)
Cartões vermelhos: Wilmer Crisanto e Roger Espinoza (Honduras)
Gols: BRASIL: Leandro Damião, aos 37 minutos do primeiro tempo, e aos 14 minutos do segundo tempo; e Neymar, aos 5 minutos do segundo tempo; HONDURAS: Mario Martínez, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Roger Espinoza, aos 2 minutos do segundo tempo.
BRASIL: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Danilo), Rômulo e Oscar; Hulk (Lucas), Leandro Damião (Alexandre Pato) e Neymar. Técnico: Mano Menezes.
HONDURAS: José Mendoza; Wilmer Crisanto, Maynor Figueroa, José Velázquez e Johnny Leveron; Orlin Peralta (Alfredo Mejia), Arnold Peralta, Mario Martínez, Luis Garrido (Alexander Lopez) e Roger Espinoza; Jerry Bengtson (Antony Lozano)
Pela segunda vez consecutiva FABIANA MURER sai decepcionada de uma Olimpíada. Há quatro anos, em PEQUIM, o sumiço de uma vara prejudicou seu desempenho na final. Hoje, no Estádio Olímpico de LONDRES, a campeã mundial do salto com vara não foi além de 4,50 metros e não conseguiu se classificar para a final. Ainda sob o impacto da eliminação, FABIANA dizia estar “anestesiada”. Decepcionada, porém firme em suas declarações, a saltadora explicou que o forte vento na pista e a inconstância de seus saltos foram determinantes para que ela não conseguisse uma boa apresentação.
De desacreditada na competição ao status de única mulher no circuito a vencer o GOLDEN SLAM – a soma dos quatro GRAN SLAMS mais a medalha de ouro olímpica. Hoje, a americana SERENA WILLIAMS deu uma aula de tênis à russa MARIA SHARAPOVA, venceu por 2 sets a 0 e garantiu o lugar mais alto do pódio em LONDRES.    
Não bastou só a vontade contra o INTERNACIONAL. Em uma noite pouco inspirada, o PALMEIRAS perdeu para o time gaúcho por 1 a 0, na ARENA BARUERI, e continua na zona de rebaixamento após o título da COPA DO BRASIL. Foram sete jogos depois de levantar a taça em CURITIBA. Somando o jogo da Sul-Americana, o PALMEIRAS tem duas vitórias, dois empates e três derrotas. Dos 21 pontos em disputa, foram oito conquistados, o que representa míseros 38%.
O meia SEEDORF abriu o caminho da virada do BOTAFOGO sobre o ATLÉTICO-GO, por 2 a 1, no SERRA DOURADA. Foi a segunda vitória do time carioca no BRASILEIRO, que subiu para a sexta colocação, com 23 pontos. Já o ATLÉTICO continua na zona de rebaixamento, com nove.
Um homem morreu e outro ficou ferido durante um tiroteio entre a Polícia Militar e uma quadrilha em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, hoje à tarde. De acordo com a polícia, cerca de 15 homens armados com fuzis e metralhadoras roubaram a carga de um caminhão que transportava material de informática. Eles foram surpreendidos quando transferiam a mercadoria para outra carreta. Segundo a PM, os policiais receberam a informação de que a quadrilha com homens armados estava em posse da carga na AVENIDA DAS NASCENTES. Quando as viaturas chegaram ao local, foram recebidas a tiros de metralhadoras e fuzis. Policiais do Comando de Operações Especiais (COE) foram acionados. O tiroteio durou cerca de 25 minutos. Com parte da quadrilha, a PM aprendeu um fuzil, um revólver calibre 38, um carregador 9 mm, um distintivo da Polícia Civil, bonés é óculos escuros. “Foi feita uma varredura no local, com cachorros do canil da PM, mas não encontramos o restante da quadrilha”, explicou o TENENTE PM PAULO FREITAS. Segundo ele, os criminosos roubaram a carga na Rodovia FERNÃO DIAS, na altura da cidade de ATIBAIA, pela manhã. 

Um monumento em homenagem ao ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, foi inaugurado hoje em uma estrada próxima à cidade de HOWICK. O líder sul-africano foi preso naquele local em 5 de agosto de 1962 por lutar contra o regime de segregação racial do país, que ficou conhecido como apartheid. A instalação foi feita com 50 barras de aço de 5 a 10 metros de altura pelo artista plástico sul-africano MARCO CIANFANELLI.

Ao menos 169 pessoas morreram e cerca de 400 desapareceram em razão das enchentes que atingiram a CORÉIA DO NORTE entre junho e julho, informou o governo norte-coreano hoje Mais de 200 mil habitantes tiveram de deixar suas casas e aproximadamente 65 mil hectares de terras cultiváveis ficaram submersos pelas inundações, segundo a agência de notícias estatal.

Os combates se intensificaram hoje na SÍRIA e causaram 13 mortes. Rebeldes tentaram tomar o prédio da rede de TV estatal em ALEPO usando explosivos, mas desistiram após bombardeios de caças e helicópteros do governo. Em TADAMUN, no subúrbio de DAMASCO, capital do país, forças do governo fizeram outro ataque aéreo. O Observatório Sírio de Direitos Humanos classificou julho como o mês mais violento desde o início dos protestos contra o presidente BASHAR ASSAD, em março de 2011. No mês passado, 4.239 pessoas foram mortas. A escalada da violência levou KOFI ANNAN a renunciar, na sexta-feira, ao cargo de chefe da missão especial da Organização das NAÇÕES UNIDAS e da LIGA ÁRABE para mediar o conflito. O ex-ministro de Relações Exteriores espanhol, MIGUEL ÁNGEL MORATINOS, é cotado para substituí-lo.

2 013      :    -      DOMINGO
Em minha biblioteca, procuro organizar meus documentos. No computador, também consigo colocar em dia os apontamentos da semana que passou.
Recebo um e-mail do MARIANO TAGLIANETTI, de CURITIBA. Mando-lhe resposta e recebo esta última mensagem:
Caríssimo Cel. VENTURA, pelo visto o restauro do MONUMENTO OBELÍSCO que evoca a magnitude do maior feito histórico de adesão espontânea do povo em armas, oferecendo seu sangue, pela brasilidade constitucionalista democrática, mais uma vez não vislumbra ALVÍSSARAS ! - É de todo lamentável. Mas, veja peço-lhe encarecidamente que enquadre na grade de 2 de outubro ao menos JOEL LOBO. Trata-se de empresário de mérito, de fato predisposto à divulgação da efeméride de 9 de Julho. Nesse diapasão, seja a solenidade do armistício do 81º, como acha, em primeiro plano na frente do Mausoléu e hipótese contrária na ACADÊMIA do BARRO BRANCO. De QUALQUER FORMA conto com sua benevolência e empenho de agraciar LOBO nessa solenidade de 2 de outubro. Com estima, Mariano.
O curriculum postarei amanhã via sedex.
04/08/2013 09:44, Mario Ventura < celmario@gmail.com > escreveu:
CARO MARIANO
Aguardaremos o 81º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista no evento que acontecerá defronte o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista.
Quaisquer outros problemas lhe avisarei. É que as obras do restauro do Obelisco tiveram início, conforme anunciado do nosso governador, mas, de maneira inesperada e muito ruim para nós, uma firma que fora desclassificada entrou na Justiça e o juiz determinou o embargo do restauro, com graves conseqüências para nós. É a terceira vez que isso acontece e, com isso, o restauro que deveria ser realizado em 2002 até agora não se realizou. Muitas vezes as decisões de juízes somente acarretam dissabores.
Em 4 de agosto de 2013 07:39, MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:
Caríssimo Cel. VENTURA, em adendo ao c/e das 7:34 . Observe o texto... Grande e Ilustre Mestre Patriota TAGLIANETTI. Bom Dia! - Obrigado pela informação sobre a postergação da reunião, estou anotando o compromisso para 03 de setembro. Será grande honra para mim e para a familia Lobo, receber a importante comenda ‘PEDRO DE TOLEDO’ em Outubro. Mais uma vez reforço meu agradecimento e gratidão, pela sua distinção em me indicar para tão elevada homenagem. Tenha um excelente final de semana e receba meu fraterno e patriótico abraço.
Patriota Joél Lobo (TIRADENTES) - De: MarianoTaglianetti [mailto:mtaglianetti@uol.com.br]; Enviada em: quinta-feira, 1 de agosto de 2013 08:51; Para: joel.lobo@onda.com.br  Assunto: REUNIÃO ADIADA, circunstâncias... Caríssimo patriota JOEL LOBO, bom dia ! - Circunstâncias alheias à minha vontade e inesperadas impedem-me de realizar a reunião MMDC agendada para sábado (3) do andante. Fica transferida para setembro, na mesma data. Já enviei seu curriculum. Prepare-se para a imposição da comenda "PEDRO de TOLEDO" em 2 de outubro no Mausoléu do SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, no Ibirapuera em São Paulo. Com apreço, Mariano / MARCONDES SALGADO.
Sobre o restauro do Monumento Mausoléu que se acha embargado procuro notícias pela Internet. Não acho a resposta para a minha dúvida. Mas encontro o site do CORONEL PM RICARDO JACOB onde ele inseriu uma matéria que conta toda a história do Monumento. Aproveito esse site do RICARDO e transporto as informações para a rede de amigos no facebook. Não é possível ficar as obras paradas aguardando decisão judicial. Isso poderá levar muito tempo, como já aconteceram em épocas distantes. Essa confusão em torno do Monumento Mausoléu data de 2002. Aconteceram várias pendengas judiciais e isso acarretou uma perda de mais de onze anos, quando já deveria ter sido realizado o restauro naquele ano. Não posso aquilatar quais são as reais intenções das autoridades responsáveis por isso. É lamentável, profundamente desastroso o que está acontecendo.
Digitando o nome do SARGENTO BÍSCOLA no GOOGLE vou encontrar uma postagem no site do Comando de Policiamento de Trânsito, datada de 28 de junho de 2013, onde está registrada a carta de SILVANA LINA ACOSTA PRIETO. Através de e-mail comunico a ela esse elogio ao sargento.
Neste domingo também atualizo o Histórico do Monumento Mausoléu, o Histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o Relatório Anual (2013).
Telefono para meu primo, SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA e cumprimento sua esposa, CIDA, que hoje está completando 49 anos de idade. RENATO diz que se associou à AOMESP, da Rua TABATINGUERA.

TITE estava preparado para a pergunta. Assim que o jogo acabou, com a vitória do CORINTHIANS por 2 a 0 sobre o CRICIÚMA, todos queriam saber a opinião do treinador sobre RENATO AUGUSTO. Melhor em campo, autor de um golaço, o meia ainda não tem lugar cativo entre os titulares. “Eu sabia que vocês iriam me questionar sobre isso e preparei uma resposta original”, informou. A réplica, na verdade era uma dúvida. “Quem sai para entrar o RENATO AUGUSTO?” Silêncio entre os jornalistas. Mas o ex-amardor do BAYER LEVERKUSEN faz o TIMÃO lamentar por não poder entrar em campo com 12 jogadores.
No duelo entre os veteranos SEEDORF e JUNINHO PERNAMBUCANO, o holandês, de 37 anos, levou a melhor sobre o brasileiro, de 38. Hoje, no MARACANÃ, o BOTAFOGO derrotou o VASCO, por 3 a 2, e assumiu a liderança do BRASILEIRÃO. Com dois gols de RAFAEL MARQUES e um justamente de SEEDDORF, o alvinegro passou a 23 pontos. Já o VASCO, que contou com dois de ANDRÉ, é o décimo colocado na tabela, com 14.
No clássico gaúcho, GRÊMIO e INTERNACIONAL ficaram no empate, na ARENA, por 1 a 1. No MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA, o FLAMENGO atropelou o ATLÉTICO MINEIRO, Sem tomar conhecimento do campeão da LIBERTADORES, o rubro-negro venceu por 3 a 0 e afundou ainda mais o GALO, que agora ocupa a 17ª posição, na zona do rebaixamento. Em 15º lugar, a PONTE PRETA sofreu, mas arrancou o empate, por 1 a 1, com o FLUMINENSE, no MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS. No pelotão intermediário, o ATLÉTICO PARANAENSE bateu o GOIÁS, por 2 a 0. A PORTUGUESA bem que tentou. Atacou, teve mais oportunidades e abriu o placar, mas levou a virada e perdeu para o VITÓRIA, por 2 a 1, no BARRADÃO.     

Passageiros desinformados reclamaram hoje da mudança de endereço da Estação de SÃO MIGUEL PAULISTA, da Linha 12 – SAFIRA da CPTM, na zona leste, no segundo dia de funcionamento completo da nova parada de trem. Muitos desciam do ônibus no ponto próximo à antiga estação e tinham de caminhar a pé por cerca de 800 metros até o novo acesso, que agora é feito pela Rua BERALDO MARCONDES, em frente a Praça PADRE ALEIXO MONTEIRO MAFRA, a chamada PRAÇA DO FORRÓ. “A nova estação é belíssima, mas a distância do ponto de ônibus é muito grande e estou cansada”, queixou-se a costureira ELENIRA GONÇALVES. Outro usuário, o pedreiro LUÍS SANTOS, disse que não sabia da mudança e também teve de fazer o trajeto a pé. A nova estação tem plataforma cobertas, estada rolante, elevadores, displays digitais e banheiros adaptados. Ela funcionou na semana passada, mas apenas no sentido BRÁS. Desde ontem, passou a operar também no sentido CALMON VIANA. A Estação de Trem de SÃO MIGUEL PAULISTA foi inaugurada oficialmente em 1926, mas o prédio somente começou a operar em 1934, com o início do tráfego no ramal da Estrada de Ferro CENTRAL DO BRASIL. Era a segunda estação da central com esse nome. A primeira havia sido a de ITAQUERA, aberta em 1876 com o nome de SÃO MIGUEL, já que estava no meio do nada e o lugar mais próximo era a então VILA DE SÃO MIGUEL PAULISTA. Um novo prédio da estação foi entregue em 1982. É este que agora foi desativado para dar lugar à nova Estação de SÃO MIGUEL PAULISTA da CPTM. O início da operação da linha que passava por SÃO MIGUEL, em 1934, coincide com o surgimento da Companhia NITRO QÚIMICA BRASILEIRA, que trouxe desenvolvimento para a região.

O MUSEU DO IPIRANGA fechou suas portas neste fim de semana para obras. A diretoria do museu, que é da USP, diz que o projeto de reforma do edifício, construído no final do século 19, já previa fechamento parcial ou total do local para obras, mas vistorias feitas na sexta-feira indicaram uma “aceleração no calendário previsto para fechamento”. Não foi informada a data de reabertura.

Moradores da FAVELA DO MOINHO, sob o Viaduto ORLANDO MURGEL, nos CAMPOS ELÍSEOS, centro, derrubaram hoje parte de um muro de contenção. A Associação de Moradores afirma que a medida era necessária para criar uma rota de fuga em caso de incêndio. Atualmente, existe apenas uma saída para a comunidade. A polícia chegou a ser chamada. A líder comunitária ALESSANDRA MOJA, de 29 anos, apresentou uma liminar obtida em março na Justiça que autoriza a Prefeitura a derrubar o muro. “Ficaram de quebrar em julho, mas não fizeram e não deram resposta. Derrubar não é ilegal. Ilegal é ele estar aí”, disse. Após dialogar com moradores, a polícia deixou o local. Cerca de 400 famílias moram na área, segundo a associação comunitária. Em 2011 e 2012, a comunidade foi atingida por dois incêndios. No primeiro, 1,2 mil famílias ficaram desabrigadas e duas pessoas morreram. No ano passado, outra morte foi registrada e mais 300 pessoas perderam suas casas. De acordo com ALESSANDRA MOJA, o muro foi construído após o primeiro incêndio. “Existia um prédio do outro lado do muro, que também estava ocupado, e foi esse prédio que pegou fogo”, disse.

Uma tentativa de homicídio, hoje de madrugada, na região do PARQUE DO CARMO, levou a polícia a descobrir um centro de distribuição de drogas. O caso ocorreu pouco depois da meia-noite, na Rua SERRA DO OURO BRANCO. Uma garota de 17 anos foi encontrada caída, com um tiro no pescoço, em frente à casa onde morava. A casa foi revistada pelos policiais. Ali, os militares encontraram 1,5 mil papelotes de cocaína, 95 trouxinhas de maconha, 530 pedras de crack e 11 frascos de lança-perfume. As drogas foram apreendidas e encaminhadas ao Instituto de Criminalística. Testemunhas afirmaram aos policiais militares que o autor dos tiros seria o namorado da garota, morador na mesma casa. O rapaz teria deixado o local logo depois do crime, em um EcoSport dourado. O motivo do tiro é investigado pelo 53º DP (PARQUE DO CARMO), responsável pela área. A adolescente foi levada ao Pronto Socorro do Hospital SANTA MARCELINA, onde permanece internada. Seu estado é gravíssimo.

O acampamento montado em frente ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES desde ontem por manifestantes que pedem a saída dos governadores GERALDO ALCKMIN, de SÃO PAULO, e SÉRGIO CABRAL, do RIO, teve hoje dois momentos de tensão: um rapaz foi detido e uma ativista passou mal. O primeiro caso ocorreu às 6:45 horas. O técnico em informática LUIZ CHAVES, de 23 anos, foi preso sob a acusação de pichar o muro do palácio. A polícia afirma que o rapaz tentou fugir, mas foi pego em um ônibus, com as mãos sujas de tinta. Ele negou o crime – afirmou que estava indo trabalhar. Apesar de o delegado ter definido a fiança de 5 mil reais, a defesa do rapaz espera que a Justiça o libere sem a necessidade do pagamento. Às 9 horas, uma garota teve uma convulsão. Os manifestantes postaram na Internet um vídeo onde pedem para que os PMs do Palácio os ajudem no socorro. A ajuda ocorreu após três minutos de insistência.

Parentes da artista plástica HIROMI SATO, assassinada no final de abril, protestaram, hoje pela manhã, em frente à casa do advogado SÉRGIO BRASIL GADELHA. O advogado, que era casado com HIROMI, confessou o crime logo após a morte da mulher. Os manifestantes pediam a prisão do advogado. Na época do crime, ATILA MACHADO, advogado de GADELHA, afirmou que seu cliente não tinha a intenção de matar a artista plástica e disse estar arrependido.

Um homem foi esfaqueado hoje pela manhã ao salvar uma costureira boliviana de 32 anos. A moça havia sido abordada por sete homens, que roubaram sua bolsa e ameaçavam estuprá-la. A polícia levou o homem a um pronto socorro. Os sete criminosos fugiram. De acordo com a moça, os agressores pareciam ser paraguaios.  

A polícia divulgou os nomes das vítimas da queda do bimotor, que aconteceu ontem em JUNDIAÍ. O empresário dono de um frigorífico ARNALDO SOARES DOS SANTOS NETO, de 50 anos, que viajava acompanhado pela mulher KÊNIA MARIA TUBERTINI DOS SANTOS, de 49, e pelos filhos ANA LUÍSA TUBERTINI DOS SANTOS, de 19, e ARNALDO SOARES DOS SANTOS, de 13, era de SÃO PAULO e seguia para BATAYPORÃ, no MATO GROSSO DO SUL. Os corpos foram liberados hoje e seguiram para o crematório de VILA ALPINA, na zona leste da capital. O avião era de propriedade do pai do empresário, MARIALDO JOSÉ DOS SANTOS.

De volta ao VATICANO depois de participar da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE no RIO DE JANEIRO na semana passada, o PAPA FRANCISCO fez vários elogios aos brasileiros na tradicional oração do ANGELUS, na PRAÇA SÃO PEDRO, em ROMA. O papa expressou gratidão pela acolhida recebida no BRASIL e, ao comentar que a praça tinha muitos jovens, brincou: “Parece o RIO DE JANEIRO”. O pontífice disse ainda que os brasileiros são boas pessoas generosos e “com um grande coração”, acrescentando que não vai esquecer “a calorosa acolhida” recebida no país. Segundo o papa, os jovens como os que encontrou no BRASIL “são especialmente sensíveis ao vazio de significado e valores que freqüentemente os cerca e, infelizmente, eles pagam o preço”, por isso.l

Uma carta que circulou entre líderes da AL-QAEDA foi interceptada e gerou o alerta dos ESTADOS UNIDOS sobre um possível ataque de extremistas a sedes diplomáticas no ORIENTE MÉDIO e norte da ÁFRICA. A informação foi obtida pela CNN, citando uma autoridade americana que não quis ser identificada. A mensagem continha planos de ataques que, combinados com o término do mês sagrado do RAMADÃ, contribuíram para a decisão de fechar as sedes diplomáticas no final de semana.

2 014     :     -        SEGUNDA-FEIRA
Vamos reviver nesta manhã, na ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO, gerações diversas de oficiais formados no NINHO DAS ÁGUIAS. A ideia de comemorar os 70 anos do prédio onde hoje está instalada a APMBB é do comandante anterior, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, acatada pelo atual Comandante, CORONEL PM RAYNALDO SIMÕES ROSSI. Vamos encontrar esses dois coronéis recepcionando os convidados.
Ao chegar à APMBB, tenho o prazer de encontrar o CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, antigo Comandante do Policiamento Metropolitano, no ano de 1989. Ele me escolheu como seu Chefe de Estado Maior e ficamos amigos desde aquela época. Representa ele a turma de 1959 e receberá a Medalha do Centenário da APMBB.
Como oficial mais antigo, da turma de 23 de dezembro de 1944, está presente o CORONEL PM DÉLIO DE BARROS VELOSO. Nasceu em 15 de dezembro de 1922. Completará 92 anos neste 2014. É da turma do CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, que também se encontra na APMBB. EDILBERTO nasceu em 2 de janeiro de 1921 (está com 93 anos). O CORONEL PM CLÓVIS DE MELO, representante da turma de 1947, nasceu em 9 de junho de 1926, estando com 88 anos atualmente; depois vem o CORONEL PM RAUL DA LUZ, da turma de 1950. Completou 85 anos no dia 30 de janeiro (ele é de 1929). Já o CORONEL PM PAULO UBIRAJARA ALMEIDA DE OLIVEIRA nasceu em 15 de abril de 1930, estando atualmente com 84 anos de idade. O CORONEL ANTONIO ROMEO representa a turma de 1953. Nasceu em 15 de novembro de 1933 (81 anos de idade). O CORONEL JOÃO PESSOA DO NASCIMENTO é o representante da turma de 1954 (nasceu em 3 de dezembro de 1930 (84 anos). O CORONEL PM EDISON TENÓRIO DOS SANTOS, pai do MAJOR PM HELIO TENÓRIO DOS SANTOS, representa a turma de 1955 (nasceu em 26 de novembro de 1933 – irá completar 81 anos neste ano). O CORONEL PM IRACY VIEIRA CATALANO é da turma de 1956. Nasceu no dia 5 de julho de 1934 (está com 84 anos). CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO é da turma de 1957. Nasceu em 16 de novembro de 1934 (irá completar 80 anos neste ano). CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, representante da turma de 1958, é de 12 de julho de 1937, sendo mais novo do que eu. Não consta da lista de agraciados o nome do CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, que inclusive comandou a APMBB. Ele é da turma de 1956, cujo representante é o CORONEL PM IRACY VIEIRA CATALANO. PAULO TENÓRIO é de 26 de dezembro de 1933. Completará 81 anos neste ano.   
O TENENTE-CORONEL PM ELÇO MOREIRA DA SILVA já é de uma turma bem mais nova, Aspirante de 1974. Representando a turma de 1991 está presente o MAJOR PM FÁBIO LUÍS PELEGRINI. CAPITÃES representam as turmas de 1993 a 2001. Representando a turma de 2002 está a 1º TENENTE PM GRAZIELA GUERRA DE LUNA. Até 2010 os representantes são 1ºs TENENTES. O 2º TENENTE PM GUILHERME HENRIQUE LORENZETI WEISSHAUPT PEREZ é o representante da turma de 2011. A de 2012 é o 2º TENENTE PM JOSÉ RICARDO NAHRLICH JÚNIOR (que foi presidente do Núcleo CADETE RUYTEMBERG ROCHA). O 2º TENENTE PM JOÃO PAULO PERES representa a turma de 2013 (primeira turma formada no ano passado) e o ASPIRANTE A OFICIAL VINÍCIUS BROCK FULLMANN representa a segunda turma de 2013. O ALUNO OFICIAL PM ANDERSON GARRIDO SCAIONI, finalmente, representa a turma que será declarada ASPIRANTE A OFICIAL neste ano, em novembro.
Nunca aconteceu na APMBB uma situação igual. Dificilmente isso irá se repetir.    
Da minha turma receberá a Medalha do Centenário da APMBB o CORONEL PM ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA. Também está presente o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, mas ele já possui a medalha e o ROCHA representará a nossa turma (Aspirantes de 1963). Da turma de 1962, embora o BORDINI seja o representante, estão também presentes os CORONEÍS PM FELICIANO e OCTÁVIO. Aos poucos vamos cumprimentando todos os demais homenageados, revivendo coronéis antigos e também os mais novos. É um momento mágico, talvez único em toda a nossa vida. Dificilmente teremos uma oportunidade como o desta manhã.
Com a presença do SubCmt PMESP, CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA vai-se iniciar a importante solenidade. São prestadas as honras militares à mais alta autoridade presente, que se faz acompanhar do Coronel mais antigo, CORONEL PM DÉLIO DE BARROS VELOSO. A entrega da Medalha do Centenário é algo inesquecível. São condecorados:

POSTO
NOME
ANO
Cel PM
Delio de Barros Velloso
1944
Ten Cel PM
Jose Ribeiro de Godoy
1946
Cel PM
Clovis de Melo
1947
Cel PM
Raul da Luz
1950
Cel PM
Paulo Ubirajara Almeida de Oliveira
1952
Cel PM
Antonio Romeo
1953
Cel PM
João Pessoa do Nascimento
1954
Cel PM
Edison tenório dos Santos
1955
Cel PM
Iracy Vieira Catalano
1956
Cel PM
Theseo Darcy Bueno de Toledo
1957
Cel PM
Niomar Cyrne Bezerra
1958
Cel PM
Ubirajara Pisani
1959
Cel PM
Antonio Theodoro da Silva Filho
1960
Cel PM
Adriano Augusto Cepeda
1961
Cel PM
Silas Bordini do Amaral Filho
1962
Cel PM
Elyseu Guilherme Salgado Rocha
1963
Cel PM
Luis Gonzaga de Oliveira
1964 I
Cel PM
Sebastião Correia de Carvalho
1964 II
Cel PM
Kleber Danúbio Alencar
1965
Cel PM
Elio Proni
1966
Cel PM
Alfredo Vieira das Neves
1968
Cel PM
Ernesto Tasso Junior
1969
Cel PM
Wilton Isipon
1970
Cel PM
Paulo Regis Salgado
1971
Cel PM
Roberto Allegretti
1972
Cel PM
Lauro Silas Vogel
1973
Ten Cel PM
Elço Moreira da Silva
1974
Ten Cel PM
Bolivar Martim Kinskowski
1975
Cel PM
Luis Carlos Martins
1976
Cel PM
Renato Penteado Perrenoud
1977
Cel PM
Yvens Martini Catalano
1978
Cel PM
David Antonio de Godoy
1979
Cel PM
Abare Vaz de Lima
1980
Ten Cel PM
Joaquim Weisshaupt Perez
1981
Cap PM
Luiz Antonio Crivelari
1982
Cel PM
Jose Luiz Sanches Valentin
1983
Cel PM
Helson Lever Camilli
1984
Cel PM
Glauco Silva de Carvalho
1985
Cel PM
Reynaldo Simões Rossi
1986
Cel PM
Kleber Danúbio Alencar junior
1987
Ten Cel PM
Décio José Aguiar Leão
1988
Ten Cel PM
José Roberto Rosas Junior
1989
Maj PM
Fabio Luis Pelegrini
1991
Maj PM
Marcelo Clemente da Silva
1992
Maj PM
Fábio Rogério Candido
1993 I
Cap PM
André Luiz Magri
1993 II
Cap PM
Carlos Enrique Forner
1994
Cap PM
Jaqueline Aparecida Ferreira Pires
1996
Cap PM
Adalberto Gil Mendonça
1997
Cap PM
Helio Leite Silva
1998
Cap PM
Fernando Augusto de Paiva Pacheco
1999
Cap PM
Diógenes Bandolli Guerra de Luna
2000
Cap PM
Edson Nalon da Silva
2001
1º Ten PM
Graziela Guerra de Luna
2002
1º Ten PM
Flávia March Ciampone
2003
1º Ten PM
Thais cristina Dejane
2004
1º Ten PM
Carlos Bordim Neto
2005
1º Ten PM
Herick de Araújo Lemos
2006
1º Ten PM
Erick Tadeu do Prado
CH
1º Ten PM
Osvaldo Miguel
2007
1º Ten PM
Luiz Roberto Reis Teixeira de Souza
2008
1º Ten PM
Oswaldo de Andrade Filho
2009
1º Ten PM
Alonso Wendel Ferreira da Silva
2010
2º Ten
Guilherme Henrique Lorenzetti Weisshaupt Perez
2011
2º Ten
José Ricardo Nahrlich Junior
2012
2º Ten
João Paulo Peres
2013 I
Asp Of PM
Vinícius Brock Fullmann
2013 II
Al Of PM
Anderson Garrido Scaioni
2014
Participam do evento o DEPUTADO ESTADUAL MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, candidato a Deputado Federal, e o VEREADOR CAPITÃO PM CONTE LOPES, candidato a Deputado Federal, também. Vejo na APMBB o atual Presidente do Clube dos Oficiais da PMESP, CORONEL PM SALVADOR PETTINATO NETO.   
AMADO RÚBIO e sua esposa, dona NADIR, comparecem também a esta solenidade. Somente depois do meio-dia, depois de muita confraternização dos oficiais, é que vamos encerrando uma das melhores comemorações que já assisti. Com meus companheiros de bancos da Academia (antigo CFA), CORONEIS PM ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA e sua esposa e ANTÔNIO CARLOS MENDES vamos tirar algumas fotografias. Lembramos alguns episódios transcorridos com a nossa turma. Também lembramos dos companheiros já falecidos e dos que estão, embora vivos, fora de combate. Um deles, tristemente lembrado pelo MENDES é o ALUIZIO, que gradativamente vai sendo tomado pela moléstia de ALZHEIMER. Não conheceu o MENDES num encontro recente.
Na Comunicação Social da APMBB encontro a atual Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. Diz ela que faltam 102 dias para a Declaração a ASPIRANTE A OFICIAL de sua turma. Peço a ela a lista dos agraciados com a Medalha do Centenário da APMBB. Essa lista é colocada em meu pen-drive. Ainda hoje colocarei na internet os nomes de todos os oficiais que foram condecorados hoje.  
Saindo da APMBB, vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. WILLIAM MASCARENHAS telefona para dizer que no dia 7 de agosto visitará o veterano ETTORE FRANCESCHINI, que reside em SANTO ANDRÉ. Aviso o Presidente do Núcleo GRANDE ABC “COMBATENTES DE 32” dessa visita do nosso Coordenador da Comissão dos Familiares dos Heróis de 32 a um dos combatentes que ainda está vivo. Na noite do dia 10 WILLIAM viajará para BAURU. No dia seguinte procurará a mídia da cidade para anunciar a visita à dona BIANCA MORANDI THELLES RUDGE no dia 23 de agosto. O Comandante do 4º BPMI já está sabendo desse acontecimento.
MARINEI trabalha na confecção dos diplomas das solenidades programadas para os dias 28 e 29 de agosto e também 5 de setembro (quando serão entregues as medalhas Constitucionalista e o Colar da Vitória). Vários telefonemas são atendidos nesse sentido. Pessoas que querem participar dessas solenidades.
Saio da Sociedade por volta das 16 horas. A temperatura subiu bastante nesta segunda-feira. A festa da APMBB foi realizada com a temperatura em 25 graus. Nesta tarde sobe um pouco mais.

Um tiroteio na Avenida FARIA LIMA, na zona oeste da capital, nesta tarde, deixou um suspeito morto e três feridos – outro suspeito, um pedestre e um policial militar. O confronto entre assaltantes e um policial militar, que não estava fardado, aconteceu na altura do número 2000 da via que está localizada no bairro de PINHEIROS e reúne centenas de escritórios de empresas e muito comércio.
A troca de tiros aconteceu por volta das 13 horas, depois que dois homens em uma moto tentaram roubar o PM, que saía de uma agência bancária. Ele reagiu. Na confusão, o soldado foi baleado pelos assaltantes no ombro. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas, onde iria passar por uma cirurgia. Um pedestre também ficou ferido. Ele levou um tiro de raspão na perna e foi encaminhado para o Pronto-Socorro do Hospital SÍRIO LIBANÊS. Não há informação sobre o estado de saúde dele.
Os dois suspeitos foram atingidos por disparos, mas um deles conseguiu escapar. O assaltante, mesmo ferido, saiu a pé do local do confronto, conseguiu entrar em um táxi perto da Rua DONA ELISA PEREIRA DE BARROS e fugiu. Já o outro homem não teve a mesma sorte. Depois de ser baleado pelo policial militar foi socorrido pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia do RIO GRANDE DO SUL procura um motorista que se envolveu em um acidente de carro em FAXINAL DO SOTUMO e abandonou o filho de 12 anos preso às ferragens do veículo. O pai, de 39 anos, não tem CNH e há fortes indícios de que ele estaria embriagado no momento da batida.
O motorista e o filho estavam em uma estrada estadual quando o carro ficou sem controle e caiu num barranco. Depois de ter sido retirado com a ajuda de um trator, o pai tentou dirigir novamente, mas bateu em um outro automóvel que tinha parado para prestar socorro.
Ele, então, saiu correndo. A criança ficou ferida no carro e foi encaminhada com ferimentos graves ao Hospital Universitário de SANTA MARIA. A passageira do outro veículo teve ferimentos leves.

Depois do florista BENTO de “SANGUE BOM” (2013), MARCO PIGOSSI volta ao posto de protagonista na novela “BOOGIE OOGIE”, como o piloto RAFAEL. E, logo no primeiro capítulo, apresentado hoje, as diferenças entre os personagens ficam claras: “O RAFAEL é ligado à liberdade, tem forte relação coma a adrenalina, o perigo. E, numa dessas, ele acaba sofrendo o acidente de avião que muda sua vida para sempre”.
E não é exagero do ator: a queda da aeronave mata ALEX (FERNANDO BELO), que estava indo para a igreja se casar com SANDRA (ISIS VALVERDE). Com boas intenções, o piloto decide avisar a moça sobre o acidente. Mas a relação toma outro rumo. “O RAFAEL se culpa pela morte de ALEX e pensa: “ele morreu para me salvar”. Então, ele se sente responsável por SANDRA, decide se aproximar para dar um suporte, mas acaba se apaixonando por ela”, adianta o ator, que se empolga com a construção do personagem: “Psicologicamente, é muito interessante. Ele é o herói da história, mas se culpa por uma morte, carrega esse peso com ele. E, ao mesmo tempo que tem uma noiva, a VITÓRIA (BIANCA BIN) ele se encanta por outra. É pesado, mas excelente para um ator”.
Como a novela se passa em 1978, PIGOSSI se viu forçado a conhecer um período bem distante de sua realidade. “Eu nasci em 1989, tive de correr atrás. É curioso, fui conversar com meus pais e percebi que pouco sabia sobre eles. Nós somos jovens, queremos viver nossa vida e acabamos deixando de lado tanta coisa interessante que aconteceu antes. Resgatar isso tem sido muito legal”.

A ex-modelo MONIQUE EVANS voltou a ser internada em uma clínica psiquiátrica, no RIO. A ex-FAZENDA BÁRBARA EVANS, sua filha, confirmou a notícia no TWITTER. Ela conversou com a mãe, por telefone, e disse que ela está bem. “Ela pediu para se internar porque lá eles dão os remédios na hora certa. Eles cuidam dela com carinho. Está tudo bem com toda a família”, escreveu a jovem, descartando qualquer hipótese de desentendimento com MONIQUE com outros familiares. BÁRBARA, inclusive, vai visitá-la no fim de semana.  

O número de vítimas do terremoto que atingiu o sudoeste da CHINA ontem subiu para 398, segundo informou a mídia estatal.  A CHINA disse ter enviado mais de 20 mil militares, policiais e bombeiros para o local do desastre. O premiê LI KEGLANG visitou a localidade hoje e solicitou uma ação rápida para a localização dos desaparecidos e das pessoas presas nos escombros. Em 2008, um terremoto na província de SICHUAN, também no sudoeste chinês, matou mais de 70 mil pessoas.

Uma menina de 8 anos morreu e 30 pessoas ficaram feridas no que teria sido um ataque aéreo de ISRAEL a um campo de refugiados na FAIXA DE GAZA hoje, minutos após o início do cessar-fogo unilateral israelense. Outros dois ataques foram registrados em JERUSALEM, deixando um israelense morto e seis feridos. No início da noite, após mais um dia sangrento, o governo de ISRAEL e o HAMAS concordaram com um cessar-fogo de 72 horas a partir de amanhã.

Os dois missionários norte-americanos que contraíram EBOLA na LIBÉRIA usaram uma droga experimental secreta contra a doença, disse uma fonte à emissora CNN. Teriam sido usados três frascos da droga, armazenados em temperaturas abaixo de zero e levados à LIBÉRIA na semana passada. Horas depois, KENT BRANTLY e NANCY WRITEBOL teriam apresentados melhorias significativas. Segundo a CNN, um representante do Instituto Nacional de Saúde ofereceu o tratamento, desenvolvido pela empresa de biotecnologia MAPP BIOPHAMACEUTICAL, conhecido com ZMAPP. Os pacientes foram avisados que a droga não havia sido usada em humanos, mas tinha sido testada com sucesso em macacos. O EBOLA já matou 826 pessoas desde fevereiro no continente africano e infectou outras 1.323 com concentração de casos na GUINÉ, LIBÉRIA e SERRA LEOA, segundo a Organização Mundial de Saúde. A taxa de mortalidade é de 55%.
A epidemia tem deixado em alerta vários países do mundo. Os ESTADOS UNIDOS disseram que o vírus está fora de controle, mas ainda seria possível conter a expansão da doença. Por isso, vão enviar pelo menos 50 especialistas em saúde pública para o oeste da ÁFRICA. Nem fim de semana, passageiros entraram em pânico na área da imigração de um aeroporto na INGLATERRA ao verem uma africana de 70 anos demonstrar sintomas como enjoo e vômitos. Ela foi levada para o hospital e morreu. Mas segundo os médicos, ela não estava com EBOLA.
   
2 015    :   -    TERÇA-FEIRA
ARISTIDES se empenha na programação de uma visita a CUNHA no dia 22 de agosto próximo.
antonio.aristides@terra.com.br
Anexos
para rp5bil, mim, sociedade32, navcfn.sp
Prezado
Ten Cel Ivon Barreto Leão
Comandante do 5º BIL
Homenagem aos Combatentes Desconhecidos em Cunha e Região na Revolução de 32!!
Meu nome e Antonio Carlos Aristides - Associado da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, a questão de 1 semana mantive contato com o Sgto Wallace do setor de Relação Pública, esplanando sobre este resgate histórico dos feitos heroicos na cidade de Cunha - SP na qual este Batalhão foi uma das peças fundamental, estava no aguardo da autorização formal plea Prefeitura de Cunha ,na qual segue em anexo vou fazer uma breve resumo:
​Esta solenidade será realizada no dia 22/08/2015 em Cunha - SP visando colaborar para a preservação da memoria e da importância da cidade de Cunha - SP na epopeia de 32 por ter sido a única vitoria militar das Tropas Paulistas. A cidade de Cunha - SP não realizou homenagens a epopeia de 32 na data de 9 de Julho. Inserimos a questão da Homenagem e participação da AVCFN -- SP por termos indicios cientificos fortes de restos mortais de soldados esquecidos em campo de batalha na propriedade que ficaremos alojados entre 22 e 23 de agosto de 2015. Pela impossibilidade de se poder identificar de quem são os restos mortais do local que foi palco de violentos combates, pois inicialmente era uma posição legalista tomada pelas tropas paulistas e retomada pelas legalistas e pelo volume de restos de batalha (cartuchos deflagrados) que segundo relatos da proprietária e coletado em media 6 kg de cartuchos por ano nos ultimos 82 anos após ararem o solo pode se constatar a intensidade dos combates pela posição. Como estamos:
1)No dia 22/08/2015 as 11:00hs será dado início a homenagem;
2)A Prefeitura se comprometeu a levar as crianças do fundamental I e II para prestigiarem a Homenagem e a fornecer o sistema de som;
3)Estamos em contato com o padre da cidade e o pastor metodista para realizarem um ato ecumênico em memória daqueles que tombaram e foram esquecidos em campo de Batalha independente do lado afinal são todos Brasileiros;
4) Estou mantendo em cópia o Cel PM Mario Ventura Presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC e a Cel PM Eliane Nikoluk Comandante do CPI - 1,Eduardo D. Marquini Presidnete da AVCFN-SR.SP na qual vem representando a Marinha por autorização dos Vice Almirantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, Sr Marivaldo Luiz Almeida Rodrigues - Secretário de Turismo e Cultura da Cidade de Cunha - SP;
5) Aguardando a quantificação de Veteranos do GAC de Barueri que irão estar presentes uniformizados;
6) Estou tentando que um grupo escoteiro da região esteja presente a homenagem;
7) Teremos a oportunidade da realização por integrante da AVCNF - SP, da cerimônia do apito tenho convicção que os presentes se emocionaram;
Do pedido! Gostariamos de ter a presença:
da Banda deste glorioso Batalhão;
de uma pelotão de soldados;
de um Clarim para a homenagem de toque de silencio e de ataque;
Certos de podermos contar com o apoio
Saudações Constitucionalistas
Antonio Carlos Aristides
Associado Sociedade Veteranos de 32 MMDC

Recebo uma mensagem um tanto extensa do GIOVANNI SPIRANDELLI. Tenta aproximar o Núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Cel Ventura
Preciso falar com o senhor. Creio que somente colocar no papel os fatos pretéritos e presentes, não seja o mesmo que expor em conversação. Assim penso, de forma que espero do amigo de longa data o consenso esperado para o caso.
O distanciamento percebido pelo senhor, de fato ocorreu, mas é coisa do passado. Trata-se das políticas das gestões anteriores a minha, quando o Comendador Helio Pelegrine (falecido recentemente) e o Dr. Rubens consideraram a entidade autônoma, com CNPJ próprio. Entretanto, Cel Ventura, o CNPJ data, s.m.j. de 1994. Ou seja, não é algo de hoje. É algo antigo, portanto muito anterior a minha gestão. Na verdade, ter o CNPJ ativo é um fardo, já que tenho que gastar R$500,00 do bolso anualmente para a entrega da declaração de imposto de renda negativa anual. Não gosto de ter que colocar R$500,00 por ano, mas sou obrigado, sob pena da entidade tornar-se inadimplente.  É algo que herdei e não sei como me desfazer.
Por outro lado, meu amigo coronel Ventura. Tenha certeza que o considero bastante, muito mesmo, quase igual a um pai, conselheiro, mas que está distante.
O senhor, pode ter notado, que só após a minha gestão é que condecoramos o senhor, o Mendes e o Cap Gino. Antes, os antigos tinham alguma restrição, mas isso passou.
O atual presidente Tenente Norival, também segue a mesma linha de pensamento, que devemos estreitar os laços com a entidade mãe. Na verdade, passamos a nos aconselhar com o senhor, submetendo nossas concessões ao MMDC/São Paulo. Lembra-se que os presidentes de então, de forma equivocada, condecoravam com as medalhas da entidade mãe, sem submetê-las. Mudamos isso.
Outro ponto que demonstra essa iniciativa é que passamos, inclusive, a adotar o termo núcleo. Coisa abolida nas gestões que lhe contei.
Conversei com o Tarcísio, que me contou que a conversa com o senhor se deu noutro contexto. Todo o caso, o Tenente Norival não é contra o MMDC mãe, nem contra ninguém. Ele está começando agora, ficará uma gestão e pretende dar o melhor de si. Evidente que não quer fazer o contrário.
Ademais, Cel Ventura, ao menos um outro núcleo tem CNPJ próprio. Creio que aquele que o próprio Tarcísio e o Cel Telhada faz parte.
Da mesma forma, coronel, eu sou sócio do MMDC/mãe e o Tenente Norival concordou em sê-lo também. Outro ponto é pedir o mesmo dos demais colaboradores. Se o fizer isso, seria o mesmo que pedir educadamente que saiam da agremiação. Coronel, eu não peço contribuição nenhuma para eles, ainda assim comparecem aos poucos nas sessões. Para ter algum quórum, tenho que pedir para minha secretaria ligar toda a semana que antecede a reunião. Percebi isso, quando se pede dinheiro, as pessoas se afastam. Pensam que estando participando de corpo presente, até mesmo nas atividades, já basta. São poucos os abnegados. Exemplo disso, sou eu e o Norival. Confesso, coronel, que se pedir ao professor Florido, maj Sá e cabo Godoy, nossos diretores, para se filiarem ao MMDC em São Paulo, eles se afastarão aos poucos e não comparecerão mais as reuniões. O major e o professor já inventaram um tal de Instituto Histórico, incentivados pelo Professor Adilson Cesar, motivo porque estão faltando nas reuniões. Se houver pressão, desaparecem.
Coronel, peço que considere a minha associação e a do Norival. São dois contribuintes, que moram mais de 400km de distância. Inclusive, assevero, que conseguir uma pessoa para assumir a presidência do núcleo, para possibilitar um rodízio comigo foi uma tarefa difícil. Sexta-feira o Cel Gambaroni esteve aqui, nos elogiou e lembrou-se que ano passado, quando esteve aqui na cidade, jantou em casa. Ou seja, creio, que as duras penas, nosso núcleo faz a parte dele.
Igualmente, creio ter exposto ao nobre amigo, as dificuldades que passamos, não tão diferentes das mesmas que a entidade mãe enfrenta.
Nesse sentido, peço ao Coronel, com a devida vênia as minhas ponderações, que considere o caso e aceite que o núcleo tenha a filiação dos dois presidentes, a exemplo de outros núcleos.
Coloco-me a disposição do nobre coronel, para que possamos promover a regularização desejada, agradecendo de antemão a costumeira fidalguia de vossa atenção.
Do vosso amigo e servidor.
Giovanni Spirandelli da Costa
PS - Coronel Ventura. Perdoe-me, mas ainda fazendo remissão ao distanciamento referido. Peço que o amigo olhe a situação de outro ângulo. Eu, particularmente, fico triste ao perceber que resto alijado das escolhas do MMDC mãe. Especialmente, porque presidi e ainda sou vice do núcleo mais antigo, mais distante e que sobrevive autonomamente. Como dito, um núcleo de grande porte, que sobrevive sozinho, todas sofre das mesmas agruras da entidade mãe, que sente a falta de quase tudo. Quase aceitei uma sede da Prefeitura. Já pensou como seria a nossa conversa? Pior, pois teríamos uma sede e subserviência política. O que não aceitei porque vai de encontro aos nossos princípios.
Peço vênia máxima ao nobre amigo coronel Ventura, para dizer que ousamos e criamos um museu constitucionalista nesta cidade. Não um amontoado de peças, mas um espaço elaborado, reconhecido publicamente pela imprensa e pelo próprio Estado. Que tem recebido visitas de escolas e de grupos de pessoas ávidas por conhecer a história paulista. Fomos até objeto de citação do comandante geral (Cel Camilo. Que elogiou a criação do museu e os desfiles). Fomentamos eventos envolvendo a data e o espírito da revolução, além de fazermos anualmente uma grande cerimônia no 9 de julho. Mesmo assim, a entidade mãe reconhece (ao menos é o que parece) não dando uma simples nota de apoio. Quando há indicação de nomes para alguma comenda, os nomes do núcleo de rio preto são deixados de lado. A exemplo da medalha dos 80 anos, a Dráusio e tantas outras, dos demais núcleos, que nunca se lembram dos nomes daqueles de empunham a espada aqui no núcleo do MMDC de Rio Preto. Exceção da Medalha da Assembléia, dita como obra do Major Olímpio, que esteve aqui em Rio Preto, acompanhado do Cel Telhada, que esteve no meu escritório, nunca somos lembrados pela entidade mãe.
Evidente, cel Ventura, que é mais um desabafo, mas que revela que o núcleo está a espera de que entidade mãe o reconheça como filho legitimo.
Desculpe, Coronel, pelo desabafo, mas afirmo ao senhor que não. Nos não negamos, não somos contra, nem contrários, e, finalmente, não nos distanciamos do MMDC de São Paulo.
OBRIGADO CORONEL VENTURA. OBRIGADO MESMO. NÃO ESPERAVA DO SENHOR OUTRA SOLUÇÃO QUE NÃO ESTA.
NÃO A TOA O SENHOR É QUEM É E ESTÁ ONDE ESTÁ. VAMOS SIM CHEGAR A UM BOM TERMO E REGULARIZAR A SITUAÇÃO DO NÚCLEO MAIS ANTIGO DO MMDC.
FORTE ABRAÇO, DO VOSSO AMIGO E SERVIDOR
GIOVANNI SPIRANDELLI
PS – Quando o Senhor puder, por favor, lembre-se da gente. Eu e o Norival não temos a maioria das medalhas do MMDC. Eu por exemplo, só tenho a Pedro de Toledo. A do núcleo Ruytemberg, por exemplo, fui indicado pelo presidente daquela entidade, mas alijado por pessoa que julgaram mais importante. Situação que deixa o pessoal daqui com sentimento de preterição.     
Caro Spirandelli
Sempre lembrei de vocês, mas como o Núcleo não estava de acordo com os caminhos que a Sociedade trilha, não podia ter afinidade alguma por quem segue outra estrada.
Ainda hoje perguntei para a MARINEI a respeito de você e do NORIVAL. O presidente ainda não é nosso associado. 
A Medalha DRÁUSIO foi colocada na internet para manifestação dos associados. Ela é uma medalha preferencialmente dos associados. A listagem para o dia 28 de agosto já está fechada, mas não sei se você ligou para a MARINEI nesse sentido. Outra listagem foi aberta para o dia 25 de setembro e nesta tarde somente havia quatro vagas.
Almoço na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, onde conversamos com vários oficiais reformados sobre nossos trabalhos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Por volta das 14:30 horas já estou no OBELISCO. Ali se encontra o ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES. Hoje, pela manhã, juntamente com o RICARDO DELLA ROSA, fizeram uma visita guiada para os alunos da ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Também chegam o HERNNANY GUTIERRES e o IVAN CARICA.
Recebo a carta do Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar do Interior - TENENTE-CORONEL PM MARCI ELBER MACIEL REZENDE DA SILVA, que diz o seguinte:
Ilustrissimo Senhor Coronel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Apraz-me cientificar Vossa Senhoria de que lhe foi outorgada a Medalha "Centenário do Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior", após deliberação a que chegou a Comissão Especial, com base no Decreto Estadual nº 45.985, de 14 de agosto de 2001.
Esta Comenda destaca personalidades civis e militares que, pelos seus atos relevantes e empreendedores, enaltecem a Polícia Militar do Estado de São Paulo e em especial o 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
Cumpre-me, portanto, parabenizá-lo por este momento honorífico, externando em nome da Milícia Bandeirante toda a nossa gratidão.
Assim sendo, convido-o para a entrega solene, a ser realizada no dia 07 de agosto de 2015, às 16h00 na sede do 8º BPM/I, sito à Rua Luiz Gama, 298, Bonfim, Campinas - SP.
Sendo o que tinha para a oportunidade, subscrevo-me, com os protestos da minha perfeita estima e distinta consideração.  (Ass. do Comandante).
IVAN CARICA procura novamente me entrevistar sobre a Campanha O GRITO DO IPIRANGA. Não é fácil realizar isso dentro do Monumento Mausoléu por causa do barulho de pessoas tocando no Parque do Ibirapuera. O CABO PM GILBERTO solicita que eles parem com o ensaio por dez minutos.
HERNNANY quer marcar uma data de outubro para a entrega da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO em ATIBAIA. Conversamos sobre as condecorações do Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES", cujas minutas de decreto já foram feitas e precisamos levar ao Palácio do Governo, talvez na semana que vem.
Mas o tempo é muito curto e as conversas com os amigos impedem que se faça alguma coisa com relação às solenidades da próxima sexta-feira. Como vou receber a medalha do 8º BPMI preciso que o FERNANDO MORENO me represente no evento da Entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA no Auditório da UNICSUL - Campus ANÁLIA FRANCO, na Avenida Regente Feijó, 1295, na zona leste. Um terceiro evento acontecerá no dia 7, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, na sede do 3º BAEP, com a entrega das medalhas do Núcleo MMDC-LESTE. O CAPITÃO PM NATANAEL, Presidente do Núcleo, irá se encarregar disso.
Por ser rodízio do carro da MARINEI, vamos sair do OBELISCO exatamente às 16 horas. Ainda pegamos um trânsito carregado até chegar em casa.
Mais tarde, quando estou trabalhando no computador, MARINEI manda-me a notícia do falecimento da mãe do Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz PAULO ADIB CASSEB. O CABO PM WANDER, que trabalha do TJM, quer comparecer no velório, juntamente com a esposa. Convidam-me para ir até a casa do Juiz CASSEB, onde está sendo realizado o velório.
 WANDER e MARINEI passam para me buscar por volta das 22:30 horas. Vamos para a Rua FERREIRA ROSA, Nº 51, na zona sul. Ali, na própria residência do Juiz PAULO ADIB CASSEB, está o corpo de sua idolatrada mãe, senhora MARINA MASSAD CASSEB. Ao lado do Juiz PAULO ADIB CASSEB estão parentes e amigos, confortando-o. É um quadro doloroso, mas há uma força maior que sabe dos nossos destinos e da qual não há como questionar. Levamos também o nosso sentimento ao Presidente do Tribunal Militar e ali permanecemos durante algumas horas. Retornamos para GUARULHOS já na madrugada do dia 5 de agosto.

A Justiça britânica negou apelação de duas empresas ligadas à família do ex-prefeito e atual deputado federal PAULO MALUF - DURANT INTERNACIONAL e KILDARE - e condenou as companhias a devolverem 23 milhões de dólares (79 milhões de reais) à Prefeitura.
Ambas são acusadas de desvio de verbas da construção da Avenida ÁGUA ESPRAIADA (conhecida hoje como JORNALISTA ROBERTO MARINHO) durante a gestão de PAULO MALUF como prefeito (1993-1996). O dinheiro foi enviado a contas da sua família na ILHA DE JERSEY, um paraíso fiscal na costa da FRANÇA. Por ser território inglês, a decisão final foi dada pelo governo britânico.
Durante o julgamento, as empresas tentaram abater o valor a ser devolvido, mas a Corte de Apelação rejeitou o pedido. Agora, o montante será executado e devolvido à gestão atual, mas sem prazo definido para depósito. De qualquer forma, a destinação dos recursos já está definida. "Todos os recursos que vêm sendo recuperados e são oriundos do desvio de dinheiro público - entre eles da MÁFIA DO ISS, as multas que foram aplicadas às construtoras envolvidas no esquema e de irregularidades na construção da Avenida ÁGUA ESPRAIADA - têm como foco investimentos na área de educação", afirmou a Prefeitura.
Hoje, durante evento na zona oeste da capital, o Prefeito FERNANDO HADDAD confirmou a informação. A sua gestão corre para tentar construir 243 creches e acabar com a fila de quase cem mil crianças na capital.
Questionada sobre a decisão da Corte de Apelação britânica, a equipe de PAULO MALUF não respondeu à reportagem do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO. O deputado federal sempre negou as acusações de corrupção ao afirmar que seu nome nunca esteve envolvido oficialmente nos processos.
Esta não foi a primeira vez que o deputado recebeu condenação por desvios de verba. Em 2012, a Justiça britânica havia mandado MALUF devolver 22 milhões de dólares.
Já em outubro de 2014, o DEUTSCHE BANK teve de pagar 20 milhões de dólares para a Prefeitura. Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Estadual fechou acordo com o CITIBANK e o banco suíço UBS para receber 70 milhões de reais. As instituições admitiram ter movimentado a verba desviada, por isso foram condenados ao ressarcimento.
O Ministério Público Estadual sugeriu a compra do terreno onde fica o PARQUE AUGUSTA, mas HADDAD acenou com a possibilidade de construir creches com a verba extra.

Ele quer falar. O empresário CAIO GORENTZVAIG, cuja família foi sócia durante anos da PETROBRÁS na Refinaria TRIUNFO, no RIO GRANDE DO SUL, já disse ao Ministério Público que a estatal comprou a PETROQUÍMICA SUZANO, da família PFEFFER, pelo triplo do preço, e LULA e DILMA sabiam de tudo. Agora GORENTZVAIG quer ser ouvido pelo juiz SÉRGIO MORO, da OPERAÇÃO LAVA JATO, para dizer que a empreiteira ODEBRECHT teria faturado mais de 200 bilhões de reais em negócios ilícitos com a estatal de petróleo. "O juiz MORO ainda não chegou a fundo nos negócios obscuros da PETROBRÁS na área petroquímica", afirmou em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DE SÃO PAULO. "Esse foi o principal setor pelo qual esfacelaram a empresa pública". Na entrevista, ele fala também da suposta ligação da presidente DILMA ROUSSEFF e do ex-presidente LULA coma empreiteira.

O ex-ministro JOSÉ DIRCEU chegou à Superintendência da Polícia Federal em CURITIBA, por volta das 17:30 horas. Do lado de fora da PF, cerca de 50 manifestantes soltaram fogos de artifício e gritaram palavras ofensivas como "ladrão" e "vagabundo". DIRCEU teve a prisão preventiva decretada pelo juiz SÉRGIO MORO, durante a 17ª fase da OPERAÇÃO LAVA JATO, que apura a ligação do ex-ministro com o esquema de corrupção na PETROBRÁS. Parte dos manifestantes que aguardavam  a chegada de DIRCEU na PF é do MBL (MOVIMENTO BRASIL LIVRE), um dos grupos que está organizando protestos contra o governo do PT para o dia 16. Carregando faixas com textos como "antiPT" e "o sonho acabou", o grupo comemorou a passagem dos veículos da PF que levavam o ex-ministro e faziam a escolta. Após a chegada de DIRCEU, algumas pessoas foram embora, enquanto outras tiraram selfies na porta da PF. Ao contrário do que acontece com a maior parte dos presos da OPERAÇÃO LAVA JATO, DIRCEU não entrou pela porta da frente do prédio da Superintendência da PF. Enquanto duas viaturas e uma van passavam por esse acesso, o ex-ministro entrava por uma porta nos fundos.

O Ministério Público do RIO denunciou hoje seis pessoas acusadas de envolvimento com um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Polícia Militar. Quatro denunciados são oficiais, entre eles o ex-comandante de Operações Especiais CORONEL ALEXANDRE FONTENELLE RIBEIRO DE OLIVEIRA. FONTENELLE e outros 25 PMs já haviam sido denunciados em 2014, por associação criminosa, acusados de participar de esquema de arrecadação de propina junto a comerciantes, mototaxistas, motoristas e empresas transportadoras da área de BANGU. FONTENELLE é dono de três imóveias registrados em nome de terceiros. Dois deles valem, juntos, 1,7 milhão de reais.

O filho do ex-ministro JOSÉ DIRCEU, deputado federal ZECA DIRCEU, recebeu doação para a campanha de 2010 do sócio da empresa HOPE RECURSOS HUMANOS, suspeita de ter pago propina de 500 mil reais por mês ao grupo de DIRCEU dentro da PETROBRÁS. RAUL ORTUZAR RAMIRES, sócio da HOPE, doou dez mil a ZECA. O executivo foi detido coercitivamente na segunda-feira na 17ª fase da LAVA JATO. O operador MILTON PASCOWITCH disse que intermediava propina da HOPE para o grupo de DIRCEU. A HOPE tem contrato com a estatal na área de recursos humanos. Segundo PASCOWITCH, a propina era de 500 mil reais mensais, e foi paga entre 2003 e 2014.

O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, recebeu na noite de segunda-feira, em sua residência, líderes da oposição e de parte da base aliada. Ficaram de fora os do PT e PC do B. No encontro, decidiram dar a presidência da CPI dos Fundos de Pensão para o líder do DEM, MENDONÇA FILHO, e excluir o PT de todos os cargos de comando das quatro CPIs que serão instaladas nos próximos dias. Duas delas, a dos FUNDOS DE PENSÃO e a do BNDES, preocupam muito o governo, que fez apelo aos líderes da base para que fizessem indicações responsáveis para as vagas nas CPIs.

Uma funcionária da ONU afirmou ter tido acesso a uma "lista de preços" para as crianças escravizadas pelo ESTADO ISLÂMICO. ZAINAB BANGURA recebeu uma cópia do documento durante viagem ao IRAQUE, em abril. Ela afirmou que as meninas são "vendidas como barris de petróleo". Para combatentes do EI, as crianças entre 1 e 9 anos custam em torno de 165 dólares (585 reais), enquanto adolescentes e mulheres valem menos na medida em que envelhecem.

Ao menos 38 pessoas ficaram feridas hoje em um incêndio seguido por uma explosão em um bunker da Segunda Guerra Mundial em HAMBURGO (ALEMANHA). Não se sabia o que causou o fogo em uma marcenaria instalada no antigo esconderijo subterrâneo de 25 metros de altura em um bairro residencial. Enquanto os bombeiros tentavam controlar as chamas, ocorreu uma explosão. Entre os feridos, pelos menos 12 eram funcionários das equipes de emergência. Os moradores da área próxima foram obrigados a abandonar suas casas.

Duas pessoas morreram e três foram hospitalizadas no início desta manhã na cidade de TORONTO, no CANADÁ, após tiroteios que começaram em uma festa ligada ao festival anual de música do rapper DRAKE. No TWITTER, a polícia declarou que um homem e uma mulher foram mortos perto das 4:30 horas (horário de BRASÍLIA) dentro e próximo do clube MUZIK, que sediou o pós-festa oficial do OVO FEST de três dias de DRAKE. Um porta-voz da corporação disse haver três cenas de crime. O incidente começou dentro do clube e foi parar na rua. Não ficou claro de imediato se DRAKE estava na festa. Vencedor de um prêmio GRAMMY, o rapper é de TORONTO e seu OVO FEST está no sexto ano. Em 2014 houve uma troca de tiros do lado de fora no MUZIK após uma festa que deixou duas pessoas feridas. "Estamos satisfeitos porque a organização envolvida no festival estava fazendo o melhor possível para nos ajudar", afirmou o porta-voz da polícia, FRANK BERGEN. Os três feridos foram levados ao hospital, mas não correm risco de morte.        



Nenhum comentário: