terça-feira, 18 de agosto de 2015

A EVOLUÇÃO DO UNIFORME DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO - CRÉDITOS AO CORONEL PM DONIZETI

Doni 
17 de ago (10 horas atrás)
Pessoal

A mensagem abaixo foi extraída da página da AFAM e reflete um pouco da história da PM.

Salvo engano, o oficial da primeira foto é o Bira, grande aspira 74: Ubirajara Bueno Machado.

Donizeti


MEMÓRIA - SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2015

A evolução do uniforme da PM



A boina negra já fazia parte do uniforme da ROTA desde sua criação, nos anos 70.(Imagem: Site Oficial da Rota)
O uniforme da Polícia Militar do Estado de São Paulo passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Desde o nascimento da PM até hoje, diferentes modelos de farda vestiram os policiais. Separamos abaixo alguns exemplos que mostram a evolução da indumentária.
Vale lembrar que a Divisão de Uniformes da AFAM prorrogou a promoção Ganhe Mais Uniforme AFAM. Saiba mais aqui.
Confira a evolução do uniforme:
O começo
Desde o século XIX, a Corporação policial de São Paulo teve vários nomes e uniformes. Corpo de Municipais Permanentes, Corpo de Municipais Provisórios, Guarda de Polícia, Brigada Policial, Força Policial, Força Pública e Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Durante a revolução de 1932, a farda ficou marcada e até hoje é lembrada em cerimônias comemorativas.
Fonte das imagens: Memorial do Imigrante

Anos 50 - A chegada das policiais femininas
Outra curiosidade na evolução dos uniformes é o fardamento feminino. Em 12 de maio de 1955, sob o Decreto 24.548, institui-se o Policiamento Especial Feminino.
Estava criada, assim, a primeira Polícia Feminina do Brasil. Os uniformes apostavam nas saias.

Fonte das imagens: Página da PM no Facebook

Anos 60
Período lembrado por importantes mudanças na política do País e pela criação do Departamento Regional de Polícia da Grande São Paulo (Degran), hoje desmembrado em Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).
Fonte da imagem: Blog Café História

Anos 70 & 80
A década de 70 foi marcante por vários motivos. Um deles foi a criação das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota. A característica boina negra fazia parte da indumentária desde o nascimento
.
Fonte das imagens: Site oficial da Rota

Outra curiosidade do período foi o sucesso do Guarda Luizinho. Um policial que trabalhava nas esquinas das ruas Xavier de Toledo e Barão de Itapetininga, bem ao lado do antigo Mappin, e que ganhou fama nos anos 1970 utilizando gestos teatrais, bom humor e criatividade para cuidar dos pedestres e dos motoristas. As imagens de Luizinho mostram como o uniforme da polícia de trânsito também mudou ao longo dos anos.
Fonte da imagem: Site oficial do Guarda Luizinho

Conforme ressalta o blog Tudo por São Paulo 1932, toda a vestimenta da época era diferente. Os tecidos eram mais quentes. A tecnologia para torná-los mais confortáveis para o policial ainda estava em desenvolvimento.
 

Fonte da imagem: blog Tudo por São Paulo 1932

Além do uniforme, outras características da PM ao longo dos anos chamam a atenção. Como o fusquinha nesta foto da PM de Assis:
Fonte da imagem: Assis Notícias

Anos 90
Em 1994, veio uma mudança considerável. Conforme noticia a Folha de S. Paulo da época, um novo uniforme, mais social, leve, simpático e menos agressivo e que proporcionou maior conforto aos policiais foi instituído. A farda teve um corte mais folgado, usando um tecido com porcentagem de algodão maior que a dos uniformes do período.
Na época, o policiamento urbano também teve mudanças. A troca dos coturnos por calçados mais leves foi uma delas.
Foi também neste período que os programas que narram a rotina da polícia ganharam força. Um precursor do Polícia 24 horas foi o A Rota do Crime, exibido na extinta TV Manchete.


Anos 2000 até hoje
O uniforme ganhou novas especificações com o passar do tempo, como o colete de proteção, por exemplo. O fardamento segue sendo uma das marcas do Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Foto: Sgt. Coutinho/ Polícia Militar

Nenhum comentário: