segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DIA 24 DE AGOSTO DE 2015 - TENENTE PM NELSON DE PAULA MENDES, COMBATENTE DE 32, ESTARIA COMPLETANDO 103 ANOS DE IDADE. EM SUA HOMENAGEM, RECORDEMOS DA VISITA QUE FIZEMOS A ELE EM 24 DE AGOSTO DE 2014.


SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2014     :        -   DOMINGO
ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS combinaram comigo uma ida até CRUZEIRO, a fim de cumprimentar o veteraníssimo TENENTE NELSON MENDES, que hoje está completando 102 anos. Um pouco depois das 9 horas, o ARISTIDES e o WILLIAM chegam para nossa viagem. A conversa durante o trajeto, principalmente sobre fatos relacionados com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC ajudam-nos a fazer a viagem, quase sem sentir as horas passarem.
O tempo ajuda. A temperatura está agradável para esse passeio. LUCIANA VILELA, Vice-presidente do NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO, faz vários contatos com o celular do ARISTIDES. Por volta das 13 horas estamos na casa do aniversariante. O TENENTE MENDES está rodeado de seus filhos, netos e bisnetos: VERA LUCIA SANSEVERO, DAYSE GIUPPON SANSEVERO, ROGÉRIO SANSEVERO e muitas outras pessoas. Isso é algo muito especial. Não são muitos os que podem sentir o carinho de seus familiares, inda mais com a idade tão avançada.
Almoçamos com todos eles, num clima festivo, muito alegre, onde o nosso velhinho de 32 demonstra alegria. Várias fotos são tiradas e as horas transcorrem muito rápidas.  

COMPLETANDO 102 ANOS DE VIDA, SENHOR NELSON DE PAULA MENDES, RECEBE EM SUA CASA FAMILIARES E AMIGOS DA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932.
NELSON DE PAULA MENDES, BRASILEIRO, NASCIDO A 24 DE AGOSTO DE 1912, FILHO DE IGNÁCIO MENDES DE FREITAS E ANNA DE PAULA SENNE. NATURAL Da CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA-SP, INGRESSOU NA CARREIRA MILITAR EM 20 DE ABRIL DE 1932 COMO SOLDADO VOLUNTÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARTICIPANDO DA REVOLUÇÃO DE 1932, COM APENAS 20 ANOS DE IDADE.
LUTOU BRAVAMENTE POR SEU ESTADO, NAS CIDADES DE QUELUZ, PIQUETE E CRUZEIRO, NA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS;TÚNEL QUE REPRESENTA O MARCO DA REVOLUÇÃO. CASOU-SE,TEVE 4 FILHOS,AVÔ DE 6 NETOS E HOJE VIÚVO. EM 04 DE FEVEREIRO DE 1937, FOI A 1º CABO, LOGO EM SEGUIDA, EM MARÇO, A 2º CABO, PASSANDO EM 1939 A 3º SARGENTO , EM 1959 A 2º E FINALMENTE, REFORMOU-SE DO SERVIÇO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR COMO SUB TENENTE EM 01 DE DEZEMBRO DE 1943. EM 1989, FOI CONDECORADO PELO GOVERNADOR SR. ORESTES QUÉRCIA , COM A MEDALHA VALOR MILITAR, EM PRATA COMO RECONHECIMENTO AOS BONS , LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS PRESTADOS. ELOGIADO POR MUITOS E QUERIDO POR TODOS, SR NELSON DE PAULA MENDES, FOI CONDECORADO EM JULHO DE 2014 PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DO M.M.D.C COMO GRANDE GUERREIRO , SENDO O HOMENAGEADO EM UMA SOLENIDADE PREPARADA PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932 E REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO, NA CIDADE DE CRUZEIRO-SP, MARCO DA HISTÓRIA, DAS BATALHAS DO TÚNEL DA MANTIQUEIRA. NO SEU ANIVERSÁRIO, DIA 24 DE AGOSTO, FAMILIARES FIZERAM UMA FESTA PARA COMEMORAR OS 102 ANOS DE VIDA, LÚCIDO, MAS COM DIFICULDADE PARA FALAR, SENHOR NELSON SE EMOCIONOU, QUANDO SEUS AMIGOS, CORONEL MARIO VENTURA, WILLIAM MASCARENHAS, ANTONIO CARLOS ARISTIDES E LUCIANA VILELA, ESTIVERAM PRESENTES, REPRESENTANDO A SOCIEDADE DOS VETERANOS E EX COMBATENTES DE SÃO PAULO E NÚCLEO DE CRUZEIRO. "TRABALHEI ATÉ 74 ANOS E CONSTRUÍ 6 CASAS SOZINHO, PARA DEIXAR AOS MEUS QUERIDOS FILHOS. EU NUNCA TIVE PREGUIÇA E CRIEI TODOS COM MUITO AMOR E CARINHO" DISSE SENHOR NELSON. HOMEM DIGNO, TRABALHADOR E QUE PRESTOU SERVIÇOS A SOCIEDADE NÃO SÓ BRASILEIRA, MAS LUTOU PELOS IDEAIS DO POVO BRASILEIRO.



Ainda passamos pela 4ª Companhia do Batalhão de CRUZEIRO e vamos tomar um café com a LUCIANA VILELA, sua mãe e suas filhas. O retorno para São Paulo foi bem ruim. Apesar do horário, a VIA DUTRA está saturada de veículos. ARISTIDES traz-me até em casa e vai levar o WILLIAM. Fica registrada uma viagem muito significativa para a história do MMDC. 

Nenhum comentário: