quinta-feira, 3 de setembro de 2015

31 DE AGOSTO DE 2015 - SEGUNDA-FEIRA

DIA  T R I N T A   E    UM   D E   A G O S T O    DE    2015  –  SEGUNDA-FEIRA.
78 anos, 8 meses e 4 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
54º DIA DO ANO 66º
57 anos e 88 dias na PMESP
56 anos e 201 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 255 DIAS – 488 972 HORAS.
51 anos e 359 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 171 dias no Posto de Coronel – 329 meses e 19 dias.
4 anos e 55 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 092 dias C O R O N E L - 23 anos e 261 dias na reserva.
10 640-256 116                         10 092-242 632                              10 358-449-976.     
DIA DE SĂO RAIMUNDO NONATO. Nasceu em PORTEL, na ESPANHA, em 1200, filho de família pobre, foi pastor de rebanhos. Aos 20 anos, vestiu o hábito dos mercedários. Recebeu o nome NONATO (que significa não nascido, em latim) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz. Por isso, é invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras. Ofereceu-se para ficar escravo entre os mouros, a fim de permitir a libertação de um católico. Ingressou na ORDEM DAS MERCĘS, foi para a ARGÉLIA, para levar a fé aos prisioneiros dos muçulmanos.

DIA DO NUTRICIONISTA
O DIA DO NUTRICIONISTA é comemorado em 31 de agosto em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o sistema de Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o DIA DO NUTRICIONISTA com diversas atividades nos Estados. 

165 a. da assinatura de um tratado, no dia 31 de agosto de 1850, entre a ARGENTINA e a FRANÇA, pelo qual este país se obriga a evacuar a ilha de MARTÍN GARCÍA e a devolver os navios de guerra rendidos dos argentinos. 
148 a. morte do poeta francês CHARLES–PIERRE BAUDELAIRE, em 31 de agosto de 1867. Nasceu em 9 de abril de 1821.
137 a. de uma grande tempestade que destruiu a vila húngara de MISKOLEZ, causando a morte de cerca de 500 pessoas, em 31 de agosto de 1878.
117 a. das publicações no jornal DIARIO POPULAR de 31 de agosto de 1898: a Companhia Mogiana, que depois da entrada do doutor JOSÉ PEREIRA REBOUÇAS tem melhorado tanto, vai começar no mês próximo a dar trens rápidos entre CAMPINAS e RIBEIRÃO PRETO que partindo daqui às 8 horas e dez minutos da manhã chegarão a RIBEIRÃO PRETO às cinco horas e quarenta e dois minutos da tarde.
Dizem-nos que em algumas ruas do arrabalde da CONSOLAÇÃO têm se manifestado vários casos de varíola. Convinha que o delegado sanitário do distrito tomasse medidas a fim de evitar a propagação do mal.
Um empregado de uma casa comercial desta praça, indo hoje ao Banco COMÉRCIO E INDÚSTRIA depositar dinheiro da firma de que é empregado, na ocasião em que conferia a soma que trazia, foi vítima de um audacioso gatuno que sem ser pressentido subtraiu-lhe a quantia de oito contos, dando à de Vila Diogo.
Títulos brasileiros cotados a 52 e os da OESTE DE MINAS a 55. Em LONDRES estão em alta todos os títulos dos empréstimos brasileiros.
O imperador FRANCISCO JOSÉ, da AUSTRIA, e sua santidade o PAPA LEÃO XIII, felicitaram o CZAR NICOLAU II, da RÚSSIA, pela sua iniciativa em favor do desarmamento das grandes potências.
114 a. das publicações do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO edição de 31 de agosto de 1901 (sábado): sua santidade, o PAPA LEÃO XIII celebrou, em magníficos versos latinos, a inauguração de uma bela cruz, de vinte metros de altura, que foi colocada, esta manhã, no píncaro do monte CAPRO nas vizinhanças de CARPINETO, vila da província de PLACENCIA.
O construtor, engenheiro LACHAMBRE, entregou hoje ao senhor SANTOS DUMONT o seu balão, completamente consertado e com as novas modificações que lhe havia indicado. O senhor SANTOS DUMONT realizará amanhã alguns ensaios que serão preliminares ao do dia 7 de setembro, que serão definitivos.
O senhor Príncipe de CASIATE, ministro da ITÁLIA, visitou ontem a hospedaria de imigrantes da capital. Nessa visita sua excelência foi acompanhado do senhor ajudante de ordens do senhor presidente do Estado.
Começaram ontem, à noite, as novenas da acostumada festa da PENHA, a realizar-se nos dias 7 e 8 do corrente, começando também a afluência de romeiros à vizinha freguesia. A LIGHT & POWER aumentou desde ontem o número de bondes para a PENHA.
A indústria de fabricação de brinquedos prosperou muito na ALEMANHA durante os últimos anos. A COLONIA DO CABO, a INDIA ORIENTAL INGLESA, a ASIA ORIENTAL, a AMÉRICA SETENTRIONAL e MERIDIONAL e a AUSTRÁLIA compram-lhe muitos brinquedos e a procura parece aumentar de ano para ano. A INGLATERRA e os ESTADOS UNIDOS são por grande diferença os maiores consumidores e os embarques durante o ano de 1900 excederam os de qualquer ano anterior.   
114 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 31 de agosto de 1901: iniciaram-se, ontem à noite, as populares novenas que precedem à festa da PENHA, a iniciar-se no dia 8 do mês que começa amanhã. Os serviços de bonde da LIGHT àquele arrabalde, foi por esse motivo bastante movimentado, tendo havido aumento de carros, serviço esse que foi executado na melhor ordem até a tarde de ontem.
Na capela do MACKENZIE COLLEGE, realizar-se-á amanhã, às 5 horas da tarde, um ofício religioso em inglês, para a colônia americana.
A banda de música da FORÇA POLICIAL tocará hoje no jardim do Palácio, das 6 às 8 horas da noite.
Um dia de amargura para todos no dia de hoje. Morreu EDUARDO PRADO. Sabe-o a população inteira pelo que relata a imprensa de manhã. Ontem, ainda quase todos ignoravam a sua enfermidade; à noite, muitos poucos sabiam que ele agonizava. Foi hoje que a angustiosa notícia pungiu a todos; que a tristeza apoderou-se de todos os corações.
(EDUARDO PRADO, monarquista, liderou em SÃO PAULO movimento anti-republicano, através do seu jornal O COMÉRCIO. Publicou o clássico “A ILUSÃO AMERICANA”, no qual alertava sobre a cobiça ianque, edição que foi cassada pelos republicanos e o autor obrigado a fugir de SÃO PAULO).
RIO – Na Câmara dos Deputados não houve sessão por falta de número.
RIO – Chegam aqui notícias aterradoras sobre as tristes condições em que se acha a comissão de limites que está demarcando as fronteiras do Rio JAVARI. Faleceram, no dia 20, dois comissários, o CAPITÃO DE FRAGATA CARLOS ACCIOLLY e o CAPITÃO POTENGY, comandante da força que acompanha a comissão. Da força faleceram mais 11 soldados, 8 sargentos e um marinheiro.     
114 a. da nomeação de MANOEL PINTO DA FONSECA (meu avô, pai de ALICE FONSECA VENTURA, minha mãe) como ALFERES DA SEGUNDA-COMPANHIA DO 109o. BATALHĂO DE INFANTARIA DA GUARDA NACIONAL, da Comarca de BOTUCATU, SĂO PAULO, assinada pelo Presidente da República, CAMPOS SALES, em 31 de agosto de 1901.
114 a. falece EDUARDO PRADO, em 31 de agosto de 1901. Monarquista, liderou em SĂO PAULO o movimento anti-republicano, através do seu jornal O COMÉRCIO. Publicou o clássico “A ILUSĂO AMERICANA”, no qual alertava sobre a cobiça ianque, edição que foi cassada pelos republicanos e o autor obrigado a fugir  de SĂO PAULO.      
108 a. REINO UNIDO se une à FRANÇA e à RÚSSIA para formar a TRIPLÍCE ENTENTE, em 31 de agosto de 1907. Em março de 1905, o kaiser GUILHERME II (1859-1941), que havia se tornado imperador alemão em 1888, teria oferecido ao MARROCOS ajuda contra a FRANÇA. Seu objetivo era pressionar a INGLATERRA a se afastar da influência de PARIS e de MOSCOU.
107 a. nasce o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932 MANOEL JOAQUIM SANCHES, em 31 de agosto de 1908. Começou a vida como telégrafo, até se aposentar aos 40 anos como chefe de estação. Nesse momento passou a dar aula de direção em autoescolas. Falece aos 102 anos, em 2 de janeiro de 2011, deixando quatro filhos (JOSÉ FRANCISCO, MARIA, HERCÍLIA e NEUZA), 16 netos, 27 bisnetos e um tataraneto. Um dos poucos ex-combatentes da Revolução de 32 ainda vivo.
106 a. nasce o ex-combatente de 1932 NICANOR COELHO PEREIRA em 31 de agosto de 1909. Falece em 30 de março de 1980. Natural de ITAPIRA (SP), alistou-se em CASA BRANCA, onde residia com sua família. Seus irmãos também se alistaram e participaram da revolução de 1932. Pertenceu ao BATALHĂO NOVE DE JULHO. Foi preso no Rio RIBEIRA DE IGUAPE e transferido para a prisão de ILHA GRANDE. Associou-se à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, havendo desta recebido um braçal, diploma e medalhas, estes lamentavelmente perdidos. Em holerite que seu filho, perito NICANOR, conselheiro do MMDC, guardou menção a uma vantagem pecuniária exclusiva para ex-combatentes de 32. Formou-se na Escola Normal de CASA BRANCA, ingressando no magistério, tendo sido professor primário, diretor e se aposentou como inspetor escolar (hoje supervisor de ensino). NICANOR, conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, trouxe essas informações para a Entidade em 10 de agosto de 2005, com o intuito de assegurar a imortalizarão de seu pai na solenidade de 9 DE JULHO DE 2006, no traslado dos restos mortais dos heróis para a cripta do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista.   
106 a. de grandes inundações no MÉXICO, causando a morte de 1,4 mil pessoas, em 31 de agosto de 1909.
106 a. ORVILLE WRIGHT, notável aviador americano, realizou hoje, dia 31 de agosto de 1909, uma ascensão com o aparelho de sua invenção, demorando-se no ar durante quinze minutos. Os jornais publicavam, de MELILLA, MADRID, que uma coluna espanhola, às ordens do CORONEL CARRES, atacou os mouros em CABO AGOA.
106 a. BERLIM: ansiosamente esperado por toda a população, chegou às 12 horas e meia o aeróstato “ZEPPELIN”. A cidade achava-se ricamente embandeirada. O balão fez várias e interessantes evoluções sobre BERLIM, descendo às 2 horas da tarde na praça de tiro de TEGEL, estando presente o Imperador, o “kromprinz” e todos os príncipes da PRÚSSIA.
105 a. comunicam da capital do Estado do COLORADO, em 31 de agosto de 1910, que o senhor ROOSEVELT tomou parte numa reunião de veteranos de guerra espanhola. Depois numa reunião de “cowboys” discorreu sobre a conservação dos recursos naturais.
104 a. No próximo domingo será jogado ao ground da ANTÁRCTICA o último match entre a A.A. PALMEIRAS e o BOTAFOGO F.B. CLUB, do RIO DE JANEIRO, para a disputa da taça SALUTARIS. No primeiro match da série o PALMEIRAS venceu por 4 gols a 2. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 31 de agosto de 1911).
102 a. nasce ELIZA CAMPIOTTI BERGAMI, em IBITINGA (SP). Dona ZICA BERGAMI é autora da conhecida música “LAMPIÃO DE GÁS”, que muita gente ainda acha que é de INEZITA BARROSO, gravada por ela em 1958. É verdade que INEZITA teve o inegável mérito de imprimir seu estilo à canção, que tomou conta do país naquele ano. Quanto à composição, comete-se uma injustiça com ZICA BERGAMI. “Criei a valsinha em 1957, com as lembranças de uma SÃO PAULO que mesmo naquela época não existia mais”, conta ela com os olhinhos faiscando de orgulho. O clássico deu fama a ZICA como musicista. Mas nos anos 1960 ela se notabilizaria também como desenhista e pintora, especializada em arte primitivista, aplicando em seus quadros tintas nostálgicas semelhantes às usadas em “LAMPIÃO DE GÁS”.
Quando a valsa nasceu, as ruas paulistanas já eram iluminadas pela luz da Light. A saída de cena do equipamento, que carecia de quem o acendesse manualmente, já era favas contadas em 1912, quando a canadense Light assumiu a COMGÁS. Em 1930 começaram, enfim, a ser desligados os lampiões da cidade, tarefa concluída em 1936.
100 a. durante a PRIMEIRA GRANDE GUERRA, ALEMANHA e ÁUSTRIA dividiram a POLÔNIA em dois distritos: VARSÓVIA para a ALEMANHA e KIELCE para os austríacos, em 31 de agosto de 1915.
96 a. da queda da ditadura de BELA KUN, na HUNGRIA, devido ao fracasso econômico do país e pela invasão das tropas romenas, em 31 de agosto de 1919.
96 a. da fundação do Partido do Trabalho Comunista da América, em CHICAGO, nos EUA, inspirado pela Revolução Russa, em 31 de agosto de 1919.
92 a. nasce a cantora EMILINHA BORBA em 31 de agosto de 1923.
87 a. nasce o ator norte americano JAMES COBURN (31 de agosto de 1928). Ficou conhecido pelos vilões das produções de faroeste que participou. O trabalho que lançou sua carreira ao estrelato foi sua atuação em “SETE HOMENS E UM DESTINO”, em 1960.
87 a. da aceitação do alfabeto latino pela TURQUIA, abandonando o árabe, em 31 de agosto de 1928.
84 a. da inundação causada pelas águas do YANG TSÉ na maior parte da região de KUANG (CHINA), com um saldo de 250 mil pessoas mortas, em 31 de agosto de 1931.
76 a. nasce o cantor, pianista e compositor FRANCIS HIME no dia 31 de agosto de 1939. Em 2009 lançou o disco duplo FRANCIS HIME – O TEMPO DAS PALAVRAS...IMAGEM. No primeiro CD, o momento presente do compositor, em 12 faixas inéditas feitas com diversos parceiros como GERALDO CARNEIRO, EDU LOBO, PAULO CÉSAR PINHEIRO, JOYCE, PAULINHO MOSKA e sua mulher OLÍVIA HIME. No segundo, em uma viagem ao passado, revirou seu baú de partituras para resgatar e gravar trilhas criadas por ele pra filmes da década de 1960 e 1970, como DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, A NOIVA DA CIDADE, O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO e UM HOMEM CÉLEBRE. Com o detalhe precioso de ser a primeira vez na carreira que FRANCIS registra suas músicas com arranjos para piano-solo. 
76 a. dos pactos de não agressão entre ALEMANHA e ESTÔNIA, LETÔNIA e DINAMARCA são assinados em 31 de agosto de 1939.
73 a. na Segunda Grande Guerra o governo brasileiro, através do Decreto-Lei nº 10.358, formaliza o estado de guerra para todo o BRASIL no dia 31 de agosto de 1942.
71 a. da invasão das tropas russas em BUSCAREST, em 31 de agosto de 1944, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
70 a. nasce VAN MORRISON, cantor e compositor irlandês, em 31 de agosto de 1945.
68 a. do triunfo comunista nas eleições húngaras, em 31 de agosto de 1947.
66 a. nasce o ator norte–americano RICHARD GERE em 31 de agosto de 1949.
66 a. criação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRICIONISTAS, em 31 de agosto de 1949.
64 a. do surgimento do primeiro long-play (LP), apresentado pela empresa alemã DEUTSCHE GRAMMOPHON, em 31 de agosto de 1951.
55 a. falece ROCKY MARCIANO, ex-campeão mundial de boxe dos pesos pesados, em 31 de agosto de 1960.
54 a. da construção do MURO DE BERLIM. Os moradores de BERLIM, na ALEMANHA, foram surpreendidos com a construção de uma quilométrica barreira de arame farpado bem no meio da zona residencial da cidade, em 31 de agosto de 1961. Caminhões carregados com blocos de concreto e cimento também se espalharam por alguns pontos, dando a impressão de que um muro estaria sendo construído. A ordem para a operação partiu de WALTER ULBRICHT, chefe do Conselho de Estado da ALEMANHA ORIENTAL. O objetivo dos comunistas orientais era impedir a passagem de pessoas para a ALEMANHA OCIDENTAL, comandada por um governo capitalista. Desde 1949, cerca de 2,5 milhões de alemães haviam migrado para o lado oeste. Entre eles, muitos intelectuais e profissionais graduados.
50 a. falece GEORGES BRAQUE, pintor francês, em 31 de agosto de 1963.
52 a. das anotações feitas em 31 de agosto de 1963 (sábado): ANO 14º - MÊS 2º - DIA 64. 5 Anos e 88 dias na Força Pública. 1663 dias na Escola de Oficiais: um dos pontos importantes para a minha Festa da Espada seria a entrega dos convites nesta data para minha tia MANOELA, meus parentes por parte de pai. Minha prima NAIR será a madrinha e deverá ser orientada com relação à festa.
Assim é que rumo para a PRAÇA DA ÁRVORE nesta manhã, onde TIA MANOELA e PRIMA NAIR moram na Rua PITANGUEIRAS. Tomo o ônibus JABAQUARA na Rua SENADOR QUEIROZ.
A manhã em casa de TIA MANOELA foi agradável e discutimos uma porção de pontos interessantes: meus pais e as questões da herança e a do IAPI; Meu irmão, que dia 11 completará um ano em LIMOEIRO; meu tio RENATO VENTURA, que atualmente foi para ATIBAIA. Almoço com TIA MANOELA e PRIMA NAIR. Com elas assisto dois bons programas na televisão: MOACYR FRANCO SHOW, no canal 9 e ALMOÇO COM AS ESTRELAS (nesse programa estiveram BENVENIDO GRANDA, EDITH VEIGA e outros). Deixo a casa de TIA MANOELA quando passam das 15 horas. Tudo está combinado para a festa do próximo sábado e assim estou com a consciência tranqüila.
O CINE PAISSANDU está levando uma película de “suspense”, intitulada PARANÓICO. Vou assisti-la e a classifico uma das melhores do gênero. Um casal morre num desastre de avião e deixam três filhos menores que uma tia passa a tomar conta. Oito ano passam-se e na missa de aniversário ELEANOR, uma das filhas daquele casal vê o aspectro de um de seus irmãos que se suicidara aos 15 anos, atirando-se de um penhasco. O terceiro filho, ambicioso, quer internar sua irmã para ficar com toda a herança e, numa tarde a moça tenta suicidar-se, mas é salva por TONY, aquele irmão que era tido como morto aos 15 anos. No entanto nem o paranóico (o terceiro irmão) e nem a tia acredita que aquele era o rapaz tido como morto. E tinham razões para tanto, embora o rapaz tenha uma semelhança tremenda com o falecido e sabia coisas da infância. É que o paranóico havia matado seu irmão e encerrado o cadáver numa parede e a tia sabia disso e acobertava o crime. Aquele que surgira como sendo o falecido TONY fora arrumado pelo filho do juiz que tomava conta da herança porque este a fraudara e agora começa o sacrifício do rapaz: ele vem a gostar de ELEANOR e por duas vezes quase é vítima das armadilhas do paranóico. Acontece que o moço doente tem a cisma de tocar órgão para aquele que emparedou vivo e o falso TONY descobre a verdade. O paranóico morreu queimado segurando o esqueleto do seu irmão e ELEANOR foge com aquele a quem passa a amar e a tia fica sozinha naquela casa onde tanto sofrimento houve.
Chego em casa às 19 horas. Durante grande parte da noite converso com minha mulher sobre a sorte de sua família que se avizinha como negra. Aquele dia em que ela foi em POÁ (28 de agosto) voltou contando histórias sobre sua mãe adoentada e sobre a miséria da LÍGIA, agora mãe de mais uma criança, nascida recentemente.
A noite está sofrivelmente quente. As conversas com minha mulher também giram em torno de planos para o futuro, já que estou na reta final. Sábado que vem, a essas horas, já sou ASPIRANTE A OFICIAL, iniciando o novo degrau de minha carreira depois de permanecer quase cinco anos como aluno oficial.    
51 a. das anotações feitas em 31 de agosto de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 53º - 6 anos e 88 dias na FORÇA PÚBLICA - 100 dias como 2º TENENTE - 347 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje, no BATALHÃO DE GUARDAS, temos intensa movimentação em torno dos derradeiros preparativos para o 28º Aniversário da Unidade, a ter lugar amanhã.
Expede-se ofícios de convite para todos os Comandantes de Unidades da capital, bem como Chefes de Serviços e Diretores de Estabelecimentos. Resta datilografar o Boletim Comemorativo, coisa que mando o 1º SARGENTO da Sala das Ordens fazer e que me arrependo amargamente. O 1º SARGENTO erra demasiadamente. Depois o 3º SARGENTO JOSELITO é que me acerta a confecção do Boletim Comemorativo, mas, para isso, trabalha até às 14 horas.
Ao lado dessas preocupações, tenho o problema de minha mudança para a casa da RUA DO CÓRREGO Nº 61 - FUNDOS, pois tudo está acertado para hoje. Logo cedo telefono à Companhia de Transportes, confirmando o caminhão para a mudança.
O expediente é todo dedicado à faina do aniversário. Desde o Comandante NÓBREGA até o mais simples aluno soldado, o trabalho se desenvolve com gosto. São dessas coisas que deixam o begeino com amor redobrado à sua Unidade.
Às 14 horas, dou aula normalmente para meus alunos, interrompida somente às 15 horas quando chega o caminhão para a realização da mudança. Os soldados BERILO, IDILCEU, GREGÓRIO e LIMA prontificam-se a me ajudar. No caminhão está o motorista e seu ajudante.
Ao chegar à AVENIDA ALBERTINA, número 49-C encontro minha esposa limpando a casa que até hoje serviu como nossa residência. nela mudamos em 18 de janeiro de 1959, perfazendo mais de cinco anos e meio. Esta residência me viu ser declarado ASPIRANTE e também quando fui promovido ao posto de 2º TENENTE. É um tempo razoável, onde muita coisa aconteceu, como por exemplo o nascimento de meus filhos MARIZE e MÁRIO.
A mudança inicia-se depois das 15 horas e, quando se encerra já eram 18 horas. O problema ainda é meus livros, embora todos encaixotados. Para se ter uma ideia, temos mais de trinta caixas.
Acompanho o caminhão até o BATALHÃO DE GUARDAS e o preço da mudança soma três mil cruzeiros somente.
Retorno ao novo lar às 20 horas. Minha residência atual, sita à RUA DO CÓRREGO Nº 61 - FUNDOS, fica próxima ao Ponto Inicial do ônibus VILA AURORA. É um bairro novo, sossegadíssimo. Cem metros de minha casa fica a residência do 2º TENENTE NILSON GIRALDI, adido ao CFA. Pertíssimo fica a OLARIA da FORÇA PÚBLICA.
A casa é muito bem repartida. Temos na entrada a Sala de Visitas (3 por 3 metros). Do lado direito, como do lado esquerdo, ficam os quartos. Da Sala de Visitas sai-se num corredor: do lado direito fica a cozinha e do lado esquerdo o banheiro. Na frente temos um terraço apresentável e nos fundos o tanque com pequeno espaço.
Hoje, primeiras impressões do novo lar, agrada pela aparência e conforto. Minha mulher está encantada com os novos móveis e tem razão de ser assim, pois até a presente data moramos em casas pequenas, oferecendo uma série de aborrecimentos.
deixamos, portanto, a residência pertencente ao TENENTE EUCLIDES, lugar que, durante cinco anos e meio morei, mas que foi chegado o momento de melhorar as nossas condições de moradia.     
51 a. da mudança da Rua ALBERTINA, número 49 - C, para a Rua do Córrego, número 61, Fundos, VILA AURORA, no dia 31 de agosto de 1964.  Morei na Rua ALBERTINA de 18 de janeiro de 1959 até essa data.
50 a. do relato dos acontecimentos em 31 de agosto de 1965 (TERÇA-FEIRA). ANO 16º - MÊS 2º - DIA 53º - 7 anos e 88 dias na FORÇA PÚBLICA - 465 dias como 2º TENENTE - 712º DIA NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Sendo hoje véspera da festa de aniversário do BG as coisas começam a ser aprontadas desde cedo. Quer o COMANDANTE ANSELMO apresentar impecável o Batalhão, amanhã. Novamente tenho de colocar meus auxiliares na rua para comprar materiais.
O 16º BP mandou 448.600 cruzeiros em guias, referente a descontos indevidos. Para que tudo dê certo, tenho de procurar mais de 20 soldados na Unidade a fim de receberem somas de dinheiro.
O 2º TENENTE RUI DARCI VILELA ALVES COSTA apresenta-me o SARGENTO EURICO, do QUARTEL GENERAL, a fim de que eu o auxilie.
Há o último treinamento da tropa para as solenidades de amanhã. O quartel apresenta um aspecto agradável, alegre, limpo.
Amanhã farei parte da Comissão de Recepção, a partir das 8 horas. Finalmente gozo a regalia de não formar na tropa, visto termos oficiais mais modernos para isso. É de se lembrar que antes das promoções dos aspirantes, era eu o oficial mais moderno do BG.
Hoje dou sabatina de aritmética para meus alunos. Os resultados das provas são ótimos. Há muitas notas superiores a 7.
Converso com o CAPITÃO JOSÉ SANCHES FÉLIX e 2º TENENTE JOSÉ HAMILTON PORT, Oficial de Dia. Dou a costumeira aula noturna para os cabos, deixando o quartel às 21:15 horas. Chego tarde em casa, encontrando todos já deitados.
48 a. da suspensão de toda a atividade costeira a leste do meridiano 68-36, no CANAL DE BEAGLE, por parte de ARGENTINA e CHILE, em 31 de agosto de 1967.
46 a. da divulgação da notícia de que o presidente ARTUR DA COSTA E SILVA se encontrava gravemente enfermo, em 31 de agosto de 1969. Os ministros militares AURÉLIO DE LIRA TAVARES, do EXÉRCITO; AUGUSTO RADEMAKER, da MARINHA, e MÁRCIO DE SOUZA E MELO, da AERONÁUTICA, reuniram-se e editaram o ATO INSTITUCIONAL NÚMERO DOZE, que oficializava a investidura na Presidência da República de uma JUNTA, constituída pelos três ministros, que deixava à margem o vice–presidente PEDRO ALEIXO, substituto constitucional do entăo presidente. A crise política desencadeada com a doença de COSTA E SILVA foi agravada no dia 4 de setembro de 1969, quando um grupo de oposição ao regime vigente seqüestrou o entăo embaixador norte-americano no Brasil, CHARLES BURKE ELBRICK, e exigiu como resgate a libertação de quinze presos políticos. Essa exigência foi atendida pelo governo que, no dia 9 de setembro de 1969 divulgou o ATO INSTITUCIONAL NÚMERO TREZE, criando a pena de banimento, imediatamente aplicada aos 15 presos libertados. No mesmo dia, a JUNTA MILITAR baixou o AI-14, que previa a pena de morte e prisão perpétua aos casos de “guerra psicológica adversa” e de “guerra revolucionária ou subversiva”, definidas pela LEI DE SEGURANÇA NACIONAL. As especulações em torno de uma possível indicação do GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI para substituir COSTA E SILVA surgiram desde o início da crise. Embora desconhecido do grande público, MÉDICI adquiriu prestígio no meio militar por sua atuação à frente do SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇĂO – SNI.
44 a. da retirada de tropas do VIETNĂ DO SUL do CAMBOJA, em 31 de agosto de 1971.  
43 a. falece VICENTINA PAULA DE OLIVEIRA - a cantora DALVA DE OLIVEIRA -, em 31 de agosto de 1972. Nasceu em 5 de maio de 1912. Polêmica por seus relacionamentos complicados, principalmente com o compositor HERIVELTO MARTINS, a cantora colocou em seu canto toda a emoção e a dramaticidade que a fizeram de modelo para artistas do naipe de ÂNGELA MARIA, MARIA BETHÂNIA, GAL COSTA e até da mais contemporânea MARISA MONTE, fá confessa da “ESTRELA DALVA”. Revelou-se como um dos grandes nomes do gênero samba-canção Entre seus sucessos: QUE SERÁ, TUDO ACABADO, ESTA NOITE SERENOU, BAHIA FELIZ, NEM DEUS NEM NINGUÉM, UMA VEZ MAIS PERGUNTARĂO, NĂO TE ESQUECEREI, FRACASSO, AI PORTUGAL, OUTRA ESTRELA NO CÉU VAI BRILHAR, BANDEIRA BRANCA, MÁSCARA NEGRA e a emocionante AVE MARIA, de FRANZ SCHUBERT. Nessa última, fica a nítida impressão de que a música clássica perdeu uma excelente intérprete para a canção popular, que somente ganhou com isso. 
42 a. falece o diretor de cinema norte-americano JOHN FORD, em 31 de agosto de 1973. Nasceu em 1o de fevereiro de 1895.
37 a. nasce REGIANE KELLY LIMA ALVES, a atriz REGIANE ALVES em 31 de agosto de 1978, em SANTO ANDRÉ (SP). Começou no SBT na novela “FASCINAÇÃO” (1998). Na GLOBO, interpretou papéis polêmicos como a CLARA, de “LAÇOS DE FAMÍLIA”, e a DÓRIS, de “MULHERES APAIXONADAS”. Em 2008 interpreta a JOANA de “BELEZA PURA”, novela da GLOBO.
36 a. da ação conjunta dos ciclones “DAVID” e “FREDERICK”, causando uma catástrofe sem precedentes em vários países do CARIBE, que afetou principalmente a REPÚBLICA DOMINICANA, em 31 de agosto de 1979.
36 a. das anotações em 31 de agosto de 1979: reunião no gabinete do Comandante. Produção da ROTA no dia de ontem para hoje: 8 flagrantes. Comentários sobre o retorno dos subversivos e as atuais greves. MAJOR PM BORDINI reapresenta-se no 3º BPChq por conclusão de férias. Fico sabendo que ele irá ser classificado no CSPM/S. O TENENTE PM MATA irá levar um carro de transporte de tropa para amostra do Exército em SANTO ANDRÉ. ATO PÚBLICO dos bancários no LARGO SÃO FRANCISCO marcado para 18:30 horas de hoje. De manhã, assumiu o Comando do II Exército o GENERAL-DE-EXÉRCITO MILTON TAVARES DE SOUZA. Dois alunos vêm fazer um trabalho sobre o choque. Forneço-lhe o material. No final do expediente jogamos futebol de salão. 
35 a. da criação do SINDICATO SOLIDARIEDADE, na POLÔNIA, no dia 31 de agosto de 1980.
34 a. falece o general panamenho OMAR TORRIJOS, vítima de um acidente aéreo, em 31 de agosto de 1981.
34 a. de VLÁDIA, filha da IVETE. É neta de Dona DEOLINDA (esta, irmã da LUCINDA), no dia 31 de agosto de 1981.
33 a. JORNAL DA TARDE, edição de 31 de agosto de 1982, publica a declaração do presidente do BANCO CENTRAL, CARLOS LANGONI, que o BRASIL não renegociaria a dívida externa brasileira. Além disso, a edição trazia a primeira de uma série de matérias sobre a coluna vertebral e uma entrevista com o jogador SERGINHO, da PORTUGUESA. Na parte de política internacional, destaque para o ORIENTE MÉDIO.
31 a. falece HELENA SILVEIRA, em 31 de agosto de 1984.
29 a. da morte de 67 pessoas quando um DC-9 da companhia AEROMÉXICO se chocou contra um pequeno avião de turismo, nas proximidades de LOS ANGELES, em 31 de agosto de 1986.
29 a. falece HENRY MOORE, escultor britânico, em 31 de agosto de 1986.
28 a. das anotações feitas em 31 de agosto de 1987: começamos nesta segunda-feira a 16ª semana do CSP, quando já então estaremos nos despedindo do mês de agosto. O Curso Superior de Polícia atingirá a sua primeira metade no dia 2 de setembro. Muita chuva nesta manhã. Cai a temperatura. Quando passo pelo 2º BPChq, às 7:30 horas vejo no saguão, em exposição, a Taça ganha pelo SÃO PAULO, campeão paulista de 1987. Logo mais ela será levada para o MORUMBI. Inicia-se nesta manhã a programação do PROCESSO DECISÓRIO. Serão 150 aulas de Estado-Maior. O coordenador é o CORONEL PM ALAOR SILVA BRANDÃO. Ele tem 22 aulas de ATIVIDADES e dá quatro delas nesta fria e chuvosa manhã. Vimos os conceitos de Filosofia e o Ser Humano – O Saber. Almoço com o SILVA e oficiais do reservado. Notícia de que morreu um capitão do trânsito no Hospital da CRUZ AZUL ao sofrer uma operação. Não temos maiores detalhes. À tarde, contato com o Professor JOAQUIM, de SOCIOLOGIA. Noções sobre a prova marcada para 4 de setembro. Converso com o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES. O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO passa pelo 2º BPChq. Diz ele que será transferido do CPA/M-1 para o CASRJ. Começa o descongelamento de preços. Os salários terão um aumento de 4,69% (valor da URP definido hoje) mais a primeira parcela do resíduo, calculada sobre o salário mínimo. Os aluguéis vencidos no período de congelamento subirão de acordo com o contrato. O ator francês GERARD DEPARDIEU chega ao BRASIL. Na PM, um Inquérito Policial Militar só de dúvidas e contradições sobre a execução de PIXOTE. O IRÃ ataca um navio do KUWAIT, em represália aos últimos ataques iraquianos: é a retomada da “guerra dos petroleiros”, depois de mais de um mês de trégua. 
28 a. da queda de um avião das Linhas Aéreas Tailandesas no mar com 83 passageiros a bordo, quando se dirigia a PHUKET, em 31 de agosto de 1987.
25 a. da inauguração do 2o. túnel do Complexo Viário  do Anhangabaú, no dia 31 de agosto de 1990.
25 a. falece SILVANA ALCORSO CIVITA, no dia 31 de agosto de 1990. Era viúva de VÍCTOR CIVITA, falecido em 24 de agosto de 1990, uma semana antes.
25 a. do tratado de unificação das duas repúblicas alemãs, assinado em BERLIM no dia 31 de agosto de 1990.
24 a. da independência do UZBEQUISTĂO, separando-se da União Soviética. Passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), em 31 de agosto de 1991.
22 a. falece o GENERAL EX. SÉRVULO MOTA LIMA, em 31 de agosto de 1993. Foi secretário da SEGURANÇA PÚBLICA do Estado de SĂO PAULO.
22 a. da destituição do presidente CARLOS ANDRÉS PÉREZ pelo Congresso da VENEZUELA, após uma suspensão de três meses do cargo por um processo de corrupção, confirmando RAMÓN VELÁZQUEZ como presidente, em 31 de agosto de 1993.
22 a. do abandono da LITUÂNIA, por parte dos últimos soldados russos, após mais de 50 anos de ocupação, em 31 de agosto de 1993.
21 a. da derrota do SĂO PAULO, no dia 31 de agosto de 1994, no MORUMBI, para o VÉLEZ SARSFIELD, da ARGENTINA, que já havia vencido a primeira partida das finais da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O time de TELÊ SANTANA precisava de um resultado igual para levar a decisão para os pênaltis. Os são-paulinos conseguiram o gol no primeiro tempo, mas seus atacantes perderam muitas chances e não souberam ampliar a vantagem, o que lhes daria o título. Na disputa por pênaltis, VÉLEZ 5 x SĂO PAULO 4. O SĂO PAULO perdeu a oportunidade de conquistar o título inédito de tricampeão da TAÇA LIBERTADORES. 
21 a. da declaração do cessar fogo incondicional, pelo IRA, gerando esperança para o fim da violência em ULSTER, que durante vinte e cinco anos causou 3.168 mortos, em 31 de agosto de 1994.
18 a. da morte da PRINCESA DIANA. De acordo com minhas anotações em 31 de agosto de 1997 podemos constatar o seguinte: “confirmou-se, nas primeiras horas de hoje, a morte da PRINCESA DIANA, vítima de um acidente em PARIS, ocorrido junto ao rio SENA, num túnel da PLACE DE L´ALMA, no oitavo distrito da capital francesa. A princesa foi resgatada ainda com vida e encaminhada a um hospital. O namorado de LADY DI, o herdeiro da loja de departamentos londrina HARRODS, o egípcio DODI AL FAYED, estava junto com ela e morreu instantaneamente, assim como o motorista do carro em que o casal viajava. Um quarto passageiro, guarda-costas de DIANA, ficou gravemente ferido  e teve de ser retirado das ferragens do automóvel. DIANA chegou com traumatismo craniano ao hospital PITIÉ SALPETRIÈRE, fratura em um dos braços e vários ferimentos nas pernas. Recebo com estupefação a notícia da morte da PRINCESA DIANA. Pela rede CBN ouço reportagens sobre o infausto acontecimento. Também quando me desloco para POÁ, vou escutando novas notícias, como a chegada do PRÍNCIPE CHARLES e suas irmãs a PARIS e o traslado do corpo para LONDRES.
O corpo da princesa DIANA chegou à tarde a LONDRES. Seu ex–marido, o príncipe CHARLES, que identificara DIANA no hospital, acompanhou o regresso do corpo à INGLATERRA, pelo avião militar BA-146, da Força Aérea Britânica, que pousou no aeroporto militar de NORTHOLD. O caixão, coberto com a bandeira da CASA DE WINDSOR, foi recebido pelo Primeiro–Ministro britânico TONY BLAIR, o ministro da Defesa, GEORGE ROBERTSON, e lorde AIRLIE, da CASA REAL. As irmãs de DIANA, SARAH FERGUSON e JANE FELLOWES, que também acompanharam o corpo de PARIS a LONDRES, participaram da breve cerimônia realizada no aeroporto de depois seguiram o féretro até uma capela particular (sem acesso à imprensa, onde aconteceria o velório).
Logo após a saída do féretro, CHARLES seguiu, no avião militar, para BALMORAL (ESCÓCIA), para encontrar-se com WILLIAM, de 15 anos, e HARRY, de 12, seus filhos com DIANA. Simultaneamente à cerimônia, realizada no aeroporto NORTHOLD, cerca de duas mil pessoas assistiram à cerimônia fúnebre em memória da princesa, na CATEDRAL DE St. PAUL, onde ela e CHARLES se casaram.
O príncipe CHARLES e as irmãs de DIANA chegaram às 17:40 horas (hora local) ao HOSPITAL SALPĘTRIÈRE para reconhecer o corpo da princesa. Eles foram recebidos pelo presidente JACQUES CHIRAC.
O filho do multimilionário MOHAMED AL–FAYED (dono da HARRODS) foi enterrado hoje mesmo na mesquita central da cidade.
OLGA BONGIOVANNI, apresentadora de televisão, sobre esse episódio da morte da Princesa DIANA disse o seguinte: “Estava em casa e soube da morte com o telefonema de um colega que trabalhava em uma emissora de rádio. Imediatamente liguei a televisão na CNN, que já mostrava as imagens do carro destruído. Foi uma noite terrível, em que passei o tempo todo colhendo material para os programas de televisão e rádio em que atuava na época. É lamentável que uma mulher jovem tenha perdido a vida de forma tão brutal.”
17 a. das seguintes anotações feitas em 31 de agosto de 1998: hoje cedo, quando levanto, é que noto o mal que a friagem e a garoa me fez no domingo. Sinto dores pelo corpo todo. Os integrantes do MMDS estão apavorados com as quedas das bolsas de valores no mundo todo. A de NOVA YORK está enfrentando hoje a segunda maior queda de sua história. No BRASIL, por causa das eleições de 4 de outubro tudo é um profundo mistério.
O CORONEL CANAVÓ quer que o tesoureiro, CORONEL PM RENALDO, se explique porque não vem cumprindo suas obrigações. Até agora ele não compareceu na NOSSA CAIXA, NOSSO BANCO para regularizar a conta da Sociedade. Com a chegada do CORONEL FERREIRA, da Aeronáutica, candidato à presidente na chapa do BRIGADEIRO IVAN FROTA, o CORONEL CANAVÓ sai para irem se encontrar com o candidato à presidente. É uma loucura essa participação do CORONEL CANAVO na aventura do brigadeiro. CORONEL PM RÉGIS telefona-me. Estudamos os pontos principais para a solenidade de 2 de outubro, data do encerramento das hostilidades da Revolução de 32.
Ainda com problemas de saúde, regresso mais cedo para GUARULHOS nesta segunda-feira. Por volta das 20 horas, LUCINDA vai atender a um telefonema de minha mãe. Surge um complicador na doença do MÁRIO, a meningite. A situação dele é muito difícil. Ontem pensei que tudo poderia melhorar, mas esta notícia dada pela minha mãe muda minhas idéias. Termina o mês de agosto de maneira bastante dramática para o MÁRIO. A família toda sofre com esse problema.
Na estréia do US OPEN, O ABERTO DOS EUA, GUSTAVO KUERTEN superou o seu primeiro desafio, venceu o israelense NOAM BEHER.
O presidente da SONY MUSIC DO BRASIL, ROBERTO AUGUSTO MACEDO SOARES, de 48 anos, foi baleado depois de reagir a um assalto na noite de sábado (dia 29), no posto de combustível CANTAGALO, na Avenida EPITÁCIO PESSOA, na LAGOA, zona sul do RIO.
O dono do Hotel HISPANO BRASILEIRO, JOSÉ MARIA MATO GARCIA, de 71 anos, foi assassinado na manhã do domingo por dois homens que tentaram assaltar o hotel, situado no CATETE, zona sul do RIO. GARCIA levou um tiro na cabeça e morreu antes de chegar ao Hospital SOUZA AGUIAR.
Ao tentar impedir que dois marginais roubassem o TEMPLA vermelho BLN-4070, à porta de sua residência, na Rua Dr MIGUEL VIEIRA FERREIRA, no PARQUE SÃO JORGE, o delegado de polícia GUILHERME AMADEU JÚNIOR, de 37 anos, do DHPP, reagiu a tiros. O delegado baleou um dos ladrões, mas também foi atingido no ombro, no abdômen e na mão. Socorrido ao PS do TATUAPÉ foi removido depois para um hospital de convênio onde se submeteu à intervenção cirúrgica.
Faleceu no dia 26 de agosto o Engenheiro EDUARDO DE SOUZA QUEIROZ, de 85 anos, veterano do Movimento Constitucionalista de 32. A missa de sétimo dia será rezada no dia 2 de setembro, às 11 horas, na Igreja SÃO JOSÉ – Rua DINAMARCA, 32 – JARDIM EUROPA.
Acrescento em minhas memórias, nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, que faltam 600 dias para os 500 anos do descobrimento do BRASIL. 
16 a. transf. reserva: Cel. JÉFERSON DE CARVALHO E SILVA, em 31 de agosto de 1999.
16 a. da explosão do avião BOEING 737 ao decolar de BUENOS AIRES, deixando mais de 60 mortos e dezenas de feridos, em 31 de agosto de 1999.
16 a. das anotações de 31 de agosto de 1999 (terça-feira): “Há pessoas que causam certa repulsa pela maneira como se conduzem na vida. Uma delas é o tal de ANT, que pensei nunca mais vê-lo, desde que foi para o RIO. No entanto, nesta manhă, quando chego no MMDS, eis que ele lá se encontra, atrapalhando os planos do OREZ. Consigo está o ANADAI, que não tem culpa das patifarias do colega. Tenho hora marcada no Centro Odontológico e, às 13 horas, lá estou. O TENENTE DENTISTA SESMA começa hoje a corrigir um defeito existente entre as arcadas dentárias. Do lado esquerdo da superior, alguns dentes cederam para ocupar falhas existentes na inferior. O SESMA corta alguns milímetros de dois dentes da arcada superior e acrescenta essa diferença na prótese da inferior. Encontro alguns conhecidos, como sempre, no Centro Odontológico. Antes de ser atendido pelo SESMA, converso com um velho Sargento que trabalhou comigo no COPOM e 11º BPM. Foi promovido a 2º Tenente quando passou para a reserva em 1979. Em 1995, quase morreu. Tinha um aneurisma cerebral. Sofreu delicada operação no Hospital Militar e está bem de saúde. Quando estou saindo, encontro o CORONEL PM Res DAVID VARGAS e o CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. O MENDES não tem comparecido no MMDC e conta suas ocupações na maçonaria. Hoje não vou ao MMDC. Passo pelo PLANO OSÓRIO e vou embarcar no TRANSGUARULHENSE, na PRAÇA PRINCESA ISABEL. Também cruzei nesta tarde, na Rua JORGE MIRANDA, com o CAPITĂO NELSON HONDA, promovido a esse posto em 25 de agosto. Está saindo hoje, no DIÁRIO OFICIAL, a sua classificação no CPAM-3. O HONDA trabalhou comigo, como sargento, nos anos 1980, no CPChq. Atualmente, serve no 1º BPChq. Deixará o Choque onde trabalhou durante longos anos. Um avião com mais de cem passageiros e cinco tripulantes explodiu hoje, por volta das 21 horas, a cem metros do aeroporto JORGE NEWBERRY, em BUENOS AIRES, ARGENTINA. O avião realizava um vôo interno, com destino a CÓRDOBA. Cerca de sessenta pessoas pereceram no desastre. Quinze dias depois do terremoto de 7,4 graus na Escala RICHTER, que sacudiu a região do MAR DE MARMARA, na TURQUIA, dois novos abalos, de 5,2 graus e de 4,6 graus, atingiram hoje a mesma região daquele país. Os edifícios abalados pelo terremoto do dia 17, acabaram desabando e o pânico de uma nova tragédia fez com que as pessoas saltassem pelas janelas. Cerca de quinze milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia do dia 17. Segundo fontes oficiais, o tremor matou 14.202 pessoas e deixou mais de 25 mil feridas, além de 200 mil desabrigadas. O tremor destruiu mais de 25 mil edifícios. No TIMOR LESTE, após o plebiscito de domingo (dia 29), pela independência ou não da INDONÉSIA, ocorrem ataques de rebeldes pró-INDONÉSIA e paramilitares. Três integrantes da equipe da Missão das NAÇŐES UNIDAS para o TIMOR (UNAMET) foram mortos ontem logo após o fechamento das urnas. Aconteceram hoje várias homenagens à DIANA, por ocasião do segundo aniversário de sua morte. Na Câmara Municipal de SĂO PAULO é cassada a vereadora MAELI VERGNIANO.
16 a. da adesão dos líderes rebeldes do CONGO ao acordo de cessar fogo assinado no mês de julho em LUSAKA (ZÂMBIA) pela outras partes envolvidas no conflito, durante a guerra da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO, em 31 de agosto de 1999.
15 a. em que cerca de 300 pessoas compareceram ao Velório Municipal de MAIRINQUE, em 31 de agosto de 2000, para acompanhar a chegada dos corpos do engenheiro eletrônico CLÉBER PESCONE DOS SANTOS, de 28 anos, e de sua mulher LILIAN D’ASCANIO DOS SANTOS, de 25, mortos a tiros no dia 23 de agosto na cidade de PLANO, subúrbio de DALLAS, no TEXAS, nos ESTADOS UNIDOS. 
15 a. da ABERTURA DA REUNIĂO DE CÚPULA DE DOZE PAÍSES SUL-AMERICANOS, em BRASÍLIA, no dia 31 de agosto de 2000.
15 a. do ESTUDO DO PLANO CONTRA SEQÜESTRO (115113)- 165, no dia 31 de agosto de 2000.
15 a. em que a indústria de cigarros SOUZA CRUZ foi condenada a indenizar em cem mil reais o cenógrafo mineiro EDUARDO VENTURA, de 48 anos, no dia 31 de agosto de 2000. Ele teve as pernas amputadas devido a uma doença circulatória ligada ao consumo de cigarro.
15 a. da internação do ator PERY RIBEIRO no Hospital de IPANEMA, no dia 31 de agosto de 2000. Os médicos suspeitam que ele esteja com  diverticulite (inflamação nos  intestinos).
15 a. da TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA: - TENENTE-CORONEL NORIVAL PALUMBO, em 31 de agosto de 2000.
15 a. foi entregue o Prêmio LUÍS DE CAMŐES, destinado a escritores da língua portuguesa, ao romancista mineiro AUTRAN DOURADO, de 74 anos, no dia 31 de agosto de 2000. É a quinta vez que a honraria foi concedida a um brasileiro. Antes dele  os  agraciados foram JOĂO CABRAL DE MELO NETO, RACHEL DE QUEIROZ, JORGE AMADO e ANTÔNIO CÂNDIDO. autor de O RISCO DO BORDADO, ÓPERA DOS MORTOS, UMA VIDA EM SEGREDO, entre outras obras.
15 a. em que foi NEGADO o recurso impetrado pelo ator THIAGO LACERDA, 22 anos, para que continuasse em andamento o processo por danos morais contra o apresentador LEÃO LOBO, em 31 de agosto de 2000. No programa MULHERES, da CNT/GAZETA, LOBO insinuou que LACERDA era homossexual.
15 a. da ABERTURA DO ENCONTRO DO CONSELHO EMPRESARIAL DA AMERICA LATINA. Reunião de doze presidentes da AMÉRICA DO SUL, em 31 de agosto de 2000.

ACONTECEU EM 31 DE AGOSTO DE 2001 : -    SEXTA-FEIRA

O epísódio SÍLVIO SANTOS criou uma série de dúvidas. Nos casos de reféns o governador vai comparecer? A polícia de SÃO PAULO está despreparada para esse tipo de crime. Quem deveria cuidar da ocorrência? Esses pontos foram alvos de uma monografia que elaborei no Curso Superior de Polícia em 1987. Nos lugares onde passo nesta sexta-feira vou ouvindo diversas opiniões. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefonou-me às 9 horas para manifestar sua repulsa pela maneira como transcorreu o seqüestro. No MMDS, OREZ saiu acompanhado de DUE e LUAN para dar uma aula sobre SEQUESTROS. Depois vão me visitar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Às 13 horas, estou almoçando com ARIOVALDO CHACUR no TRASMONTANO. Discutimos muito essa situação sobre Seqüestros. Até o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, no MMDC, comenta o caso. 

TERMINA A MINISSÉRIE DA GLOBO - PRESENÇA DE ANITA.

INICIADA CAMINHADA AO 7o. GRITO DOS EXCLUIDOS. Esse evento acontecerá dia 7 de setembro em APARECIDA. Aproximadamente 200 pessoas saíram do largo OLIVEIRA VIANA, na FREGUESIA DO Ó, zona norte de São Paulo, sentido via DUTRA. Serão percorridos, no total, cerca de 220 quilômetros.

RICARDO TEIXEIRA, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, submeteu-se a uma angioplastia, no Rio de Janeiro, para desobstruir mecanicamente sua coronária direita, que estava com uma lesão de 85 %.
ABERTURA DA TERCEIRA CONFERÊNCIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO, reunindo cerca de 17 mil pessoas na ÁFRICA DO SUL. O evento é palco de denúncias, protestos e manifestações. Mais de dez mil militantes de organizaçőes não-governamentais desfilaram pelas ruas de DURBAN, sem provocar incidentes, rumo ao local onde se realiza a Conferência , inaugurada pelo secretário-geral da ONU,  KOFI ANNAN.    

O EMPRESÁRIO SÍLVIO SANTOS defendeu a ida do governador GERALDO ALCKMIN à sua casa, quando era refém do seqüestrador FERNANDO DUTRA PINTO. Ele ouvia o noticiário radiofônico, que continha críticas a ALCKMIN. Telefonou para a emissora e afirmou: “Se o governador não fosse lá, eu tenho certeza de que o FERNANDO me mataria e, antes de morrer, mataria mais uns quatro ou cinco”.

Foram enterrados em PORTUGAL os seis empresários assassinados em FORTALEZA. Os caixões selados chegaram ao pais por volta do meio-dia e os enterros ocorreram até às 17 horas, dois em POMBAL, um em OURÉM e três na área  metropolitana de Lisboa. Mais de 1.500 pessoas acompanharam o enterro de ANTÔNIO CORREIA RODRIGUES, no Cemitério de VILA CHÁ, no BARREIRO DE LISBOA. TONI havia sido o único convidado por LUÍS MIGUEL GUERREIRO a ir para o BRASIL, segundo o amigo e vizinho ANTÔNIO CARVALHO DIAS. Foi ANTÔNIO RODRIGUES quem levou os outros cinco para FORTALEZA.
O Comandante do 1o. BATALHĂO DE POLÍCIA DE CHOQUE, TENENTE-CORONEL JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, e o Cabo AGUIMÁRIO BARRETO ANDRADE, sofreram ferimentos, às 10 horas na rodovia dos BANDEIRANTES, durante troca de tiros com quatro  ladrões. Do tiroteio também participaram o Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, e o capitão OSVALDO LUIZ SORGE, que nada sofreram. Todos os quatro são da TROPA DE CHOQUE. Os ferimentos de JOSÉ ROBERTO foram causados por tiros de raspão, na cabeça e no braço direito. O Cabo BARRETO foi atingido por um tiro no joelho direito e está internado no HOSPITAL MILITAR. Os PMs viajavam para RIBEIRÃO PRETO numa BLAZER descaracterizada, vestidos com uniforme de educação física. No km 32 da rodovia dos BANDEIRANTES flagraram um assalto praticado por quatro ladrões contra um carro que levava vales-refeiçăo, transporte e alimentação. Houve a abordagem e os bandidos responderam com uma saraivada de tiros. Conseguiram fugir.

O QUARTO ANIVERSÁRIO DA MORTE DA PRINCESA DIANA foi lembrado de forma discreta. Admiradores da nobre mais querida pelos britânicos depositaram flores em frente ao palácio de KENSINGTON, antiga residência de LADY DI, morta em 1997 em um acidente de carro dentro de um túnel em PARIS.

EXPLOSĂO EM CLUBE NOTURNO DE TÓQUIO DEIXA 44 MORTOS. Outras 26 pessoas ficaram feridas, na explosão seguida de incêndio num clube noturno do bairro de SHINJUKU, em TÓQUIO.


Já em casa, assisto na TV várias reportagens sobre o “CASO SÍLVIO SANTOS” e a polêmica em torno da ida do governador à cena do crime. No BAND CIDADE, é entrevistado o Comandante do CPA/M-5 onde está situada a mansão do empresário. O CORONEL PM LEONARDO MELE sai pela tangente dizendo que se trata de um seqüestro atípico. SILVIO SANTOS enfatiza dizendo que morreria caso o governador lá não comparecesse. Isso é evidentemente um exagero.
A RECORD apresentou hoje o último capítulo da novela RODA DA VIDA, cujo inicio aconteceu em 17 de abril deste ano. A minissérie PRESENÇA DE ANITA, iniciada em 7 de agosto, também termina hoje.

2 002   :  -   SÁBADO
Convite para assistirmos uma solenidade alusiva ao COMPROMISSO À BANDEIRA dos alunos incorporados em 2002 ao CENTRO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA – CPOR/SP. O convite está assinado pelo TENENTE–CORONEL EB HELDO FERNANDO DE SOUZA, que recentemente conhecemos num almoço naquele CENTRO. Essa solenidade está marcada para as 20 horas.
Depois de cinco anos de sua morte, completados hoje, a princesa DIANA ganhará finalmente um MEMORIAL permanente. Após longos três anos de debates, foi concluída a disputa pela construção de um monumento em forma de fonte que será instalado nas proximidades do lago SERPENTINE, no HYDE PARK, na capital britânica, LONDRES.
DIANA SPENCER, eternizada com o título de princesa, morreu nos primeiros minutos de 31 de agosto de 1997 em um acidente de automóvel, em PARIS, na FRANÇA, ao lado do namorado DODI AL FAYED.
      
O CENTRO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR, em PIRITUBA, teve um dia atípico hoje, com o casamento simultâneo de trinta de seus alunos. A cerimônia ocorreu na presença do secretário de Estado da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, da primeira – dama LÚCIA ALCKMIN, e do comandante geral da PMESP, Coronel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Uma platéia de cerca de dois mil convidados, entre parentes e amigos, compareceu para prestigiar o casório.

Em SPA-FRANCORCHAMPS, nesta manhă, MICHAEL SCHUMACHER quebrou um tabu , pois nunca havia obtido uma POLE POSITION nesse circuito. O GP DA BÉLGICA é a 14ª etapa do Mundial de Fórmula UM. É a 48ª POLE de sua carreira, quinta do ano. Se vencer amanhă, MICHAEL SCHUMACHER atingirá a marca de dez vitórias na mesma temporada. O recorde é de nove para um campeonato, dele mesmo, em três oportunidades (1995, 2000 e 2001), e de NIGEL MANSELL, 92. Em segundo, sairá KIMI RAIKKONEN; terceiro, RUBENS BARRICHELLO; quarto, RALF SCHUMACHER; quinto, JUAN PABLO MONTOYA; sexto, DAVID COULTHARD.

No Campeonato Brasileiro, o CORINTHIANS é goleado pelo ATLÉTICO PARANAENSE por 3 a 0, um triste presente para o time que amanhă completará seu 92º ANIVERSÁRIO. Também pelo mesmo placar, o SANTOS caiu diante do INTERNACIONAL, em PORTO ALEGRE.
Mais uma novela no futebol internacional chega ao fim. Depois do dramalhão em torno de RICARDINHO, hoje acabou o casamento de RONALDINHO com a INTER. O REAL MADRID anunciou a contratação do FENÔMENO. A data de apresentação está marcada para dois de setembro. Após uma extensa e difícil negociação, os clubes chegaram a um acordo sobre o brasileiro somente hoje à noite. A operação foi fechada em 35 milhões de euros. Além do dinheiro, a INTER poderá escolher em janeiro 2003 mais um jogador, avaliado em dez milhões de euros, do atual grupo madrileno para a próxima temporada.
DONA ESMERALDA, mãe da LUCINDA, continua em casa. Almoçamos juntos. Pude constatar que o estado mental de dona Esmeralda é lastimável. Fala muita bobagem, esquece nomes de pessoas. Parece que se tornou infantil, com a mesma mentalidade de uma criança. Com isso, LUCINDA se cansa, além de ficar chateada com o estado de saúde da mãe.

Uma missa em memória dos 23 mortos no acidente com o avião BRASÍLIA, da empresa RICO LINHAS AÉREAS, reuniu, hoje à tarde, centenas de pessoas na catedral NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, em RIO BRANCO. Entre os mortos, o deputado federal ILDEFONÇO CORDEIRO, que exercia o seu primeiro mandato. Empresário conhecido na região, era dono de postos de gasolina e de empresas de navegação. Sua mulher, ARLETE SOUZA, o acompanhava no vôo. 

O PM ANTÔNIO ROBERTO PAULA BUONO, de 45 anos, foi morto por assaltantes na Rua FLÁVIO TAMBELINI, PARQUE SANTA MADALENA, na zona leste. Ele havia acabado de sair da 3ª Companhia do 21º BPMM, onde trabalhava, e estava a caminho de casa quando três homens que ocupavam um SANTANA, o atacaram. Os ladrões roubaram o FIESTA do PM e atiraram contra ele, apesar de a vítima não ter tentado reagir.

Dois rapazes e uma garota foram mortos, na Avenida DONA GLÓRIA PAGNONCELLI, JARDIM ROSA DE FRANÇA, em GUARULHOS. Hoje de madrugada. Nove adolescentes estavam ao redor de uma fogueira quando cinco encapuzados desceram atirando de um PÁLIO. TIAGO ROCHA GAIA, de 19 anos; CLÉBER GOMES DA SILVA, de 18, e MICHELE DOS SANTOS MORAES, de 15, morreram e dois menores foram feridos. Essa foi a 46ª CHACINA DO ANO.

MORREU o presidente de honra do PPS – partido que tem CIRO GOMES como candidato á Presidência – e último secretário geral do extinto PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, SALOMÃO MALINA. Faleceu aos 80 anos, vítima de câncer. Seu corpo será velado na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, no IBIRAPUERA. Considerado um dos últimos comunistas históricos do chamado “PARTIDÃO”, MALINA era respeitado pelas suas posições. No início dos anos 90, o PCB transformou-se em PPS, e tem como presidente o senador ROBERTO FREIRE, de PERNAMBUCO. MALINA continuou sendo uma das figuras mais importantes do PARTIDO. Iria receber no dia 2 de setembro a MEDALHA ANCHIETA e o DIPLOMA DE GRATIDĂO DA CIDADE DE SĂO PAULO, principais honrarias outorgadas pela CÂMARA MUNICIPAL DE SĂO PAULO pelos serviços prestados ao País. Lançou, recentemente, o livro O ÚLTIMO SECRETÁRIO, autobiográfico.

O zagueiro ROQUE JÚNIOR, do MILAN, sofreu uma cirurgia no ombro esquerdo, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. ROQUE JÚNIOR se machucou dia 14 de agosto na partida contra o SLOVAN LIBEREC, da REPÚBLICA CHECA.

FALECEU, aos 70 anos, o CORONEL Reformado ALCIONE PINHEIRO DE CASTRO, após alguns meses internado no Hospital da CRUZ AZUL, sofrendo de uma doença incurável. Nasceu em 14 de janeiro de 1932. Entrou na Força Pública em 1º de abril de 1949. Foi declarado Aspirante a Oficial em 15 de dezembro de 1952. PROMOÇŐES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1953; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1957; CAPITĂO – 15 de dezembro de 1962; MAJOR – 15 de dezembro de 1967; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1971. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL. Durante um bom tempo esteve conosco nos jogos de volibol, no DELPHIM BALANCIER, quando eu trabalhei no Comando de Policiamento de Choque. Foi um dos criadores da COOPERATIVA MILITAR. Comandou o CORPO DE BOMBEIROS.

O ucraniano JURIJ KOSOBUKIN ganhou o Grande Prêmio de Cartum do 29º SALĂO INTERNACIONAL DE HUMOR, de PIRACICABA. Na mesma categoria, o argentino CRISTÓVAL REINOSO CRIST ficou em segundo e o santista SÉRGIO RIBEIRO LEMOS, em terceiro.

FALECEU o músico de jazz LIONEL HAMPTOM, nos EUA, aos 94 anos, vítima de um ataque do coração. HAMPTOM começou sua carreira nos anos 30 e tornou-se uma figura lendária na história do jazz. Nascido em LOUISVILLE, no Estado americano de KENTUCKY, em 1909, o músico chegou a ser condecorado com uma medalha nacional das artes pelo presidente BILL CLINTON. HAMPTOM ficou conhecido por ter feito o primeiro solo de vibrafone da história do jazz. Em 1936, se uniu à banda de BENNY GOODMAN, um dos primeiros grupos em que tocavam juntos negros e brancos. Formou sua própria banda em 1940.
músico chegou a ser condecorado com uma medalha nacional das artes pelo presidente BILL CLINTON. HAMPTOM ficou conhecido por ter feito o primeiro solo de vibrafone da história do jazz. Em 1936, se uniu à banda de BENNY GOODMAN, um dos primeiros grupos em que tocavam juntos negros e brancos. Formou sua própria banda em 1940.

2 003  : -     DOMINGO
Mais uma vez, num domingo, irei visitar minha mãe, em POÁ. Essa rotina acontece a muitos anos e, agora, principalmente quando dona ALICE está com 94 anos, nossas visitas fazem-se mais necessárias. Acontece que, por volta das 8 horas, chove muito. Vou sair de casa, enfrentando o mau tempo, somente às 10 horas. Não faço boa viagem, Os chuvisqueiros e os atrasos nas conduções irritam.
Encontro minha mãe se queixando do frango que a MARIZETE colocou no forno, por não estar do jeito que ela queria. Fala disso durante o almoço, depois da refeição e até à chegada do RENATO. Queixa-se dos entraves proporcionados pela velhice. Realmente é desolador o quadro dos problemas que ela enfrenta aos 94 anos. Procuro desanuviar o mais que posso essa situação de desespero. Não é fácil. Após almoçarmos, minha mãe vai deitar um pouco. Até ficar na cama é algo que não agrada, pois as cobertas estão geladas. Apesar disso, não temos gravidades maiores e, por volta das 16 horas, estou conversando com a MARIZETE e com o FELIPE. Meu primo RENATO conduz-me, em seu carro, até a estação de POÁ. O trem demora a chegar e, com muita paciência, faço o seu retorno para GUARULHOS.

O CORINTHIANS completará 93 anos amanhă, dia 1º de setembro, mas não terá o que comemorar depois da derrota de hoje, no MARACANĂ, para o FLAMENGO por 1 a 0. O jovem time alvinegro perdeu com o gol de JEAN, caindo para o décimo lugar do CAMPEONATO BRASILEIRO. Outros resultados: SĂO CAETANO 1 x VASCO 0; JUVENTUDE 0 x GOIÁS 2; BAHIA  4 x PARANÁ 2; PONTE  PRETA 1 x FIGUEIRENSE 1; CRICIÚMA 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 0; CORITIBA 2 x ATLÉTICO MINEIRO 2.

Por volta das 11:30 horas, o CABO PM ANTÔNIO DE PAULA LOPES, de 43 anos, do 12º BPMM, fazia Cooper em uma praça próxima a GRANJA JULIETA, na zona sul, quando foi abordado por dois marginais. Em seguida, ele foi alvejado por tiros disparados por uma metralhadora. Os bandidos, que antes de matar o PM, haviam roubado uma ZAFIRA no bairro, fugiram em alta velocidade do local. Avisados pelo rádio sobre o roubo do veículo, PMs de uma viatura que fazia o patrulhamento na área tentaram parar uma ZAFIRA com dois homens a bordo. Os bandidos reagiram à bala e houve tiroteio. Um dos ladrões, FERNANDO PRADO SILVA, foi baleado e socorrido ao PS de PEDREIRA, também na zona sul, mas morreu. O outro, menor de idade, foi detido e lavado ao 11º DP – SANTO AMARO – onde foi registrada a ocorrência. Só na delegacia é que os PMs da viatura que perseguiu os dois marginais souberam do assassinato do colega pela dupla. O menor assumiu a autoria do homicídio e disse que o PM teria reagido ao assalto.

A pacata PORTO FERREIRA, 60 mil habitantes, a cada dia que passa está mais agitada. Por onde quer que se ande, o assunto é um só: o escândalo das meninas aliciadas para participar de festas onde eram obrigadas a manter relações sexuais com vereadores, empresários e funcionários públicos. Em todo lugar, há sempre alguém arriscando um palpite sobre culpados e inocentes. PORTO FERREIRA é conhecida pela cerâmica porque há cerca de 70 anos diversas fábricas de artefatos de argila cozida se estabeleceram no município, produzindo para exportação. Há cerca de 25 anos, a produção acabou se tornando essencialmente artesanal. Com isso, grandes fábricas de pisos e louças em série para a venda no exterior começaram a desaparecer. Nos tempos áureos, a cidade chegou a ter 800 fábricas de cerâmica. Hoje, tem 150, artesanais. Na cidade, a aposta para o futuro é o fornecimento de gás natural como fonte de energia.  PORTO FERREIRA começou a crescer em 1861; não pela cerâmica, mas pela navegação. A cidade surgiu de um porto no rio MOGI GUAÇU. Seu nome é herança de seu barqueiro mais famoso: JOĂO INÁCIO FERREIRA.
Hoje, seis das doze meninas de 13 a 17 anos, envolvidas no escândalo de aliciamento de menores, vivem na Associação CASA DO ABRIGO, uma entidade não-governamental, mas não saem às ruas por causa da hostilidade da população.

Cantando, dançando e muitas vezes chorando, os brasileiros foram o melhor espetáculo em NOVA YORK, hoje, último domingo das férias do verão americano. Numa das maiores confraternizações populares realizadas por imigrantes na cidade, o BRAZILIAN DAY IN NOVA YORK, uma multidão passou o dia entre barracas de comida, roupas, discos e outros produtos ao longo da 6ª Avenida, entre as ruas 42 e 56, no centro de MANHATTAN. A festa, em comemoração ao DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, teve apresentações do cantor DANIEL, DAVID DE MORAES e IVETE SANGALO, que fechou o show com um autêntico carnaval baiano. No palco, instalado na esquina da avenida com a rua 43, uma imensa bandeira brasileira era o único cenário.
Tradição desde 1984, o BRAZILIAN DAY IN NOVA YORK foi criado pelo jornal THE BRASILIANS (assim mesmo, com s) para reunir os compatriotas na rua 46, a LITTLE BRASIL. A Independência brasileira também será comemorada em NOVA YORK ao meio-dia do dia 7, com deposição de flores aos pés da estátua do patriarca JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, no BRYANT PARK. No dia 9, haverá uma missa na St. MALACHY´S CHURCH, com apresentação das sopranos STELA e ROSA BRANDĂO.

Centenas de milhares de muçulmanos xiitas partiram hoje, a pé, de BAGDÁ a NAJAF, 180 km ao sul, em peregrinação fúnebre em memória do principal líder da seita, o aiatolá MOHAMED BAQR AL-HAKIM, morto num atentado a bomba na sexta-feira, dia 29. Antes, milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de BAGDÁ clamando por vingança, muitas se golpeando no peito. O cortejo segue um caminhão com um caixão simbólico representando o aiatolá. Começou no santuário de AL-KADIMIYAM, um dos lugares reverenciados pelos xiitas na capital iraquiana e foi aumentando à medida que se dirigia para o sul. Em TEERÃ, o presidente MOHAMED KHATAMI e o líder espiritual do País, aiatolá ALI KHAMENEI, participaram de uma cerimônia religiosa em honra a AL-HAKIM, que viveu 23 anos exilado no País.
Forças americanas mataram hoje seis iraquianos que atacaram um comboio militar perto de KIRKUK, norte do País. As tropas cercaram um bairro de MOSSUL, também no norte, onde suspeitam que SADDAM se esconda. Também neste domingo, os guarda-costas do clérigo xiita MOQTADA SADR – rival de AL-HAKIM – abriram fogo contra um veículo na cidade de NAJAF, matando duas pessoas.

Acidentou-se a atriz RACHEL WELCH, de 63 anos, numa batida de carro. Ela fraturou o braço e foi operada. Em LOS ANGELES.

O popstar MICHAEL JACKSON comemorou seu 45º aniversário em grande estilo no final de semana. Um de seus fã-clubes ofereceu uma superfesta ao ídolo em LOS ANGELES, nos EUA. A celebração aconteceu no suntuoso ORPHEUM THEATRE, no centro da maior cidade da CALIFÓRNIA, e contou com a presença de milhares de fãs do REI DO POP. MICHAEL JACKSON fez aniversário tentando esquecer dos últimos escândalos – com a acusação de pedofilia – que foram responsáveis por colocar seu nome nas manchetes dos tablóides.

O submarino nuclear russo K-159 – que afundou no sábado, dia 30, no MAR DE BARENTS, no CÍRCULO POLAR ÁRTICO, matando nove dos dez tripulantes – foi localizado a 238 metros de profundidade, informou hoje o ministro russo da Defesa, SERGEI IVANOV. Ele acusou de negligência os oficiais responsáveis pela embarcação. A escotilha da torre de observação estava aberta quando o submarino afundou. O comandante da frota de submarinos da região foi afastado.

MOHAMED AL FAYED declarou hoje estar mais decidido do que nunca a “descobrir a verdade” sobre a morte de seu filho DODI e da princesa DIANA em um acidente de carro em PARIS há seis anos. O pai do namorado da princesa afirmou estar convencido de que foi um assassinato. AL FAYED tem pedido uma investigação pública na GRĂ-BRETANHA. “Estou apoiado por agente que sabe que não foi um acidente”, insistiu. A Justiça francesa concluiu que a causa do acidente foi a embriaguez do motorista HENRI PAUL e a velocidade excessiva do veículo.                  

CHARLES BRONSON, o astro da série de filmes “DESEJO DE MATAR”, morreu de pneumonia no CEDARS-SINAI MEDICAL CENTER, nos EUA, em companhia de sua mulher. A morte só foi anunciada hoje, pelo agente do ator, LORI JONAS. Segundo ele, BRONSON esteve internado há semanas. O artista ficou conhecido por interpretar tipos durőes. Na FRANÇA ficou conhecido por “LE SACRE MONSTRE”. Já na ITÁLIA, como “IL BRUTTO”. Em 1971, ele ganhou o GLOBO DE OURO como o “ator mais popular do mundo”. Assim como CLINT EASTWOOD, que fez fama com os filmes de faroeste, BRONSON teve de fazer filmes europeus para provar que era um ator de talento. Aos 50 anos de idade, ele voltou a estrelar produções em HOLLYWOOD. Em uma entrevista do ano de 1971, BRONSON teorizava sobre seu sucesso em cima de tipos valentões: “talvez eu seja muito masculino”. O astro deixou mulher, seis filhos e dois netos. O velório e o funeral do artista serão privados.

2 004   :   -   TERÇA-FEIRA.                                                                             
Depois de gozar trinta dias de licença-prêmio, o PM JOĂO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, agora com 48 anos de idade, retorna ao trabalho no CSM-AM. O tempo na ativa vai escoando aos poucos.
Os jornais de hoje publicam que um dia após o final da OLIMPÍADA, o mundo demonstrou sua revolta com o ataque que VANDERLEI CORDEIRO sofreu do ex-padre irlandês CORNÉLIUS HORAN. A imprensa irlandesa classificou o acidente de “um dos maiores escândalos” olímpicos, segundo o jornal “IRISH INDEPENDENT. HORAN foi condenado a um ano de prisão. No entanto, com o pagamento de uma fiança de três mil euros, o infrator foi solto.

Ao passar pela igreja NOSSA SENHORA APARECIDA DO COCAIA, observo os trabalhos da reforma daquela acanhada igreja naquela que está se transformando agora, bem espaçosa, muito embora ainda falte muito para ficar pronta. Também vejo como está a construção do enorme prédio que está sendo construído, há mais de ano, perto da PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO. Alcança agora o 13º pavimento. Ainda para mim é uma incógnita o destino desse prédio. Falam que ali será sede de uma Faculdade. Outro local que modificou bastante neste ano é onde se localizava a INAL. Ali já funciona o depósito do SUPERMERCADO DIA e estão construindo uma caixa d´água e outros pavimentos.
Chego na PRAÇA DA SÉ um pouco depois das 13 horas. Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde leio o DIÁRIO OFICIAL. Não encontro novidades naquele local. Converso com o VASCO que diz que tudo continua como antes. Almoço com os oficiais no MMDS. Ali, aprontamos os documentos para a série de palestras que iremos dar no mês de setembro. Com VICTÓRIO, CRISTIANO, AMÉRICO e RAFAEL assisto o documentário intitulado “A BRUXA DE BLAIR”, em DVD. Em outubro de 1994, três jovens foram para a Floresta de BLACK HILLS nos EUA, filmar um documentário sobre uma lenda local: “A BRUXA DE BLAIR”. Nunca mais se ouviu-falar deles. Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado tem o título da lenda, que documenta a angustiante e arrepiante jornada de cinco dias através da floresta, e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles. Foi um imenso sucesso nas bilheterias de todos os cinemas do mundo e um marco do cinema nos anos 90.

Na ESTAÇĂO PINACOTECA, LARGO GENERAL OSÓRIO, 66, LUZ, acontece hoje a abertura da exposição MESTRES DO MODERNISMO, com obras das décadas de 1920 e 1930: entre elas, “RELIGĂO BRASILEIRA”, pintura de TARSILA DO AMARAL, de 1927, pertencente ao Palácio do Governo do Estado de SĂO PAULO; “ANTROPOFAGIA”, também de TARSILA, da coleção dos NEMIROVSKYS; “BABY”, de SEGALL, da CASA GUILHERME DE ALMEIDA; “O BEIJO”, escultura de VICTOR BRECHERET; “DUAS CRIANÇAS”, de LASAR SEGALL; “BORDEL”, quadro de 1940, de DI CAVALCANTI; “FIGURA SENTADA”, de VICENTE DO REGO MONTEIRO; “ADALGISA E O ARTISTA”, de ISMAEL NERY. Essa exposição vai até junho de 2005.

A Justiça destruiu hoje aproximadamente 140 mil CDs piratas de softwares e jogos para computadores, apreendidos na região central da Capital e em SANTOS no primeiro semestre deste ano. A destruição foi realizada em SĂO BERNARDO DO CAMPO. Os CDs foram triturados e o material será vendido a empresas de reciclagem. O valor será doado a instituições de caridade.

Um ex-integrante de um grupo de intolerância neonazista foi intimado a depor hoje no DHPP, que investiga o massacre de moradores de rua na região central de SĂO PAULO. Uma das linhas da investigação policial aponta que pessoas ligadas a esses grupos, como skinheads e outras facções neonazistas, tenham participado dos crimes. Outra suspeita é de que guardas-civis metropolitanos sejam os autores do massacre. Até agora, foram 17 ataques, com seis mortos. A polícia acredita que 13 ataques partiram do mesmo grupo criminoso.

Dois cadetes da Academia da Força Aérea de PIRASSUNUNGA morreram hoje em um acidente envolvendo dois aviões modelo T-25. As aeronaves, que teriam se chocado no ar, caíram no início da tarde em uma plantação de eucaliptos em LAGOA BRANCA, região do município de CASA BRANCA, a 265 km da Capital. GUSTAVO KLUG e DIOGO BALONECKER morreram na hora.

O aposentado carioca ORLANDO FRAGA, 69 anos, matou a facadas, nesta terça-feira, a sua mulher, MARIA TERESA CÂNDIDA, 59 anos. O crime aconteceu no RIO DE JANEIRO. Ao ser preso, FRAGA alegou que agira em legítima defesa. Ele é deficiente físico, locomove-se com muletas. Contou à polícia que todos os meses a sua mulher costumava sacar e gastar toda a sua aposentadoria, além de o agredir diariamente com “vassouradas e paneladas”. Ele pode ser condenado a dez anos de prisão.

REVENDIDO por nove milhões de reais o HOTEL ST. PETER pela Associação de Vítimas do PALACE II para um grupo hoteleiro do RIO. Os ex-moradores haviam arrematado o imóvel, que pertencia ao ex-deputado SÉRGIO NAYA, em um leilão, por sete milhões de reais. Em BRASÍLIA. 

O astrônomo americano FRED WHIPPLE, que propôs a teoria que os cometas são integrados por compostos congelados unidos por silicatos ou rochas, morreu hoje em BOSTON, aos 97 anos. Um porta-voz do Centro de Astrofísica HARVARD-SMITHSONIAN disse que ele morreu no Hospital de MASSACHUSETTS por causas naturais. A teoria de WHIPPLE sobre os “cometas sujos” negou a idéia de que esses corpos eram formados por areia. Sua teoria ficou demonstrada com fotografias do cometa HALLEY feitas durante sua aproximação com a TERRA em meados da década de 1980.

Três ações terroristas revoltaram o mundo hoje, com saldo de 38 mortos e 150 feridos. O Exército ANSAR AL SUNNA anunciou hoje que os 12 nepaleses que haviam sido seqüestrados no dia 19 de agosto no IRAQUE foram mortos. O grupo terrorista divulgou vídeo e fotos dos assassinatos em site da Internet. O vídeo divulgado mostra dois homens mascarados segurando um dos reféns. Com uma faca, um dos seqüestradores corta a cabeça do cativo e depois a coloca sobre o corpo. A seguir, as imagens exibem os demais sendo fuzilados com tiros de fuzil na nuca. Pelo menos dez pessoas morreram e 50 ficaram feridas após uma explosão próximo a uma estação de metrô no norte de MOSCOU, em um atentado atribuído pelo KREMLIN a uma mulher-bomba, que pode ser chilena. Um duplo atentado suicida cometido pelo grupo terrorista HAMAS em BEER SHEVA, no sul de ISRAEL, matou ao menos 16 israelenses e feriu cerca de cem. A ação encerra quase seis meses sem ataques dessa magnitude no país. Os dois terroristas se explodiram em dois ônibus com uma diferença de poucos segundos e a uma distância de cerca de cem metros no centro da cidade. Eles haviam embarcado no mesmo ponto, segundo autoridades.

ACIDENTOU-SE durante as gravações de cenas de seu novo filme, AEON FLUX, a atriz CHARLIZE THERON. A assessoria da atriz não divulgou que tipo de ferimento ela sofreu, mas o trabalho foi suspenso por algumas semanas. Em BERLIM.

Depois de 25 anos de luta, o IRA anunciou um cessar-fogo incondicional, prometendo suspender as operações militares em favor das conversações de paz.

2 005   :    -   QUARTA-FEIRA
O Comandante do Policiamento de Choque e Unidades subordinadas convidam Vossa Excelência e digníssima família para a Solenidade de Assunção de Comando de Unidade. Na oportunidade, ter-se-á também, a Assunção de Comando do 1º BPChq – Batalhão TOBIAS  DE  AGUIAR, 2º BPChq – Batalhão ANCHIETA, 3º BPChq – Batalhão HUMAITÁ e do Regimento de Cavalaria 9 DE JULHO.
DATA:           31 de agosto de 2005
HORA: 10:00 h
LOCAL: Av TIRADENTES, 440 – LUZ – SP
Cmt CPChq    Cel PM JOVIANO CONCEIÇĂO LIMA
Cmt RC-9 DE JULHO   Ten Cel PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA
Cmt 1º BPChq  Ten Cel PM ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE           Cmt 2º BPChq  Ten Cel PM LUÍS FERNANDO TARIFA SERPA
Cmt 3º BPChq  Ten Cel PM FLÁVIO JARI DEPIERI
                                                
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SĂO PAULO
31 DE AGOSTO – 16 HORAS.
O IHGSP tem a honra de convidar Vossa Excelência para a palestra do Doutor IVES GANDRA DA SILVA MARTINS,
A INTERNACIONALIZAÇĂO DA AMAZÔNIA com a participação do GENERAL CARLOS DE MEIRA MATTOS.
Vou ter um dia bastante movimentado neste final de agosto. Primeiramente, compareço no 1º BPChq, a fim de participar da solenidade de Assunção de Comando do CPChq e Unidades Subordinadas. Os convidados são muitos e nunca vi, nos últimos anos, tanta gente nesse quartel. Encontramos um número grande de companheiros, tanto da ativa  como da reserva: Coronéis da Reserva: TOMAZ ALVES CANGERANA, UBIRATAN GUIMARĂES (deputado), IVAN MARQUES DE OLIVEIRA, RAIL, TADASHI KOMATA, GUIMARĂES, VALDIR SUZANO, LUIZ GONZAGA, GUARACIABA DE AGUIAR, NILTON DIVINO D’ADDIO, NELSON SCHIAVONNI, OLDECIR, JOSÉ VASCONCELLOS FILHO, MANUEL ABISSI NOGUEIRA, VIANA (que nos anos 80 era tenente e trabalhava na SJD do CPChq. Fizemos o IPM DO MANICÔMIO (eu como encarregado e ele como escrivão); Coronéis reformados: NEWTON BORGES BARBOSA, HERNANI BENEDITO DE TOLOSA, NIOMAR CYRNE BEZERRA, PLÍNIO ANGANUZZI, NEY VIEIRA DE ALMEIDA (e sua esposa, dona NANCY), ALAOR SILVA BRANDĂO, MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO (meu colega de turma, que se faz acompanhar de seu filho), OCTÁVIO; JUIZ PRAZAK, JUIZ ÁLVARO MARQUES (filho do falecido Cel Ref CID BENEDITO MARQUES); Cel Juiz Aposentado ANTÔNIO AUGUSTO NEVES; CORONEL CARDOSO, Cmt do CPOR; Coronéis da ativa: Cmt Geral, ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES; ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO, NOEL MIRANDA DE CASTRO, JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS, ISIDRO SUITA MARTINEZ, NELSON DE ALMEIDA, PAULO CÉSAR FRANCO, AILTON ARAÚJO BRANDĂO, ANDRÉ LUIZ RABELLO VIANNA, DAVID ANTÔNIO DE GODOY, JOĂO DOS SANTOS DE SOUZA, AGUINALDO (atual tesoureiro da COOPMIL); TENENTE-CORONEL KITA (foi promovido em 25 de agosto, é vizinho de meu antigo motorista, NEGRETTI, na CASA VERDE), CAPITĂO Dentista CORREIA (que trabalhou comigo no 2º BPChq em 1987/1988, quando comandei aquela Unidade). Ele se encontra nesse quartel até hoje; CAPITĂO PM Ref HÉLIO LOURENÇO CAMILLI (presidente da COOP MIL),  além de civis, como o Adjunto do Secretário de Segurança Pública, MARCELO, CAIO ALFAYA. O desembargador ÁLVARO LAZZARINI vai presidir a solenidade. Ele é o atual presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA ELEITORAL. Pela primeira vez vou assistir uma solenidade onde assumem conjuntamente um grande comando e os subordinados. O novo comandante do Policiamento de Choque pronuncia um extenso discurso e além dele falam também o Cel CANGERANA, que foi o último Comandante do Choque, atual Superintendente da Caixa Beneficente, o Cmt Geral e o desembargador ÁLVARO LAZZARINI; são mais de 12 horas quando acontece o desfile de encerramento. Ainda dá tempo de comparecer no MMDS, onde os oficiais estão me esperando para resolver o problema do NILDO. Ficou devendo ao caixa e ainda pediu uma quantia hoje, pois atravessa uma fase muito ruim. Com a chegada desse oficial, ouvimos suas ponderações e prometeu acertar tudo na semana que vem. OREZ pede um voto de confiança a ele e assume a responsabilidade de sanar o débito caso o tenente não cumpra com a sua palavra. OREZ e NILDO vão comigo até o BANESPA (posto dos bombeiros), onde acertamos o caixa da Instituição.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC estão presentes o presidente CAPITĂO Ref GINO STRUFFALDI; o vice, CORONEL PM MENDES; o CORONEL Ref ARI CANAVÓ, os advogados ROMAGNOLI e JANAÍNA e um dos nossos associados, ARY BOISEMEL. É o costumeiro encontro das quartas-feiras, onde discutimos vários assuntos. O GINO combina comigo ir ao escritório da CARNIDE, na próxima sexta-feira, a pedido do GENERAL BUENO, a fim de explicar os últimos acontecimentos no Monumento-Mausoléu. Diz o GINO que estará presente também o Sr GERALDO FARIA MARCONDES. Devemos ter novidades.

Às 16 horas, o CORONEL Ref ARI CANAVÓ e eu vamos até o Instituto Histórico e Geográfico de SĂO PAULO, a fim de assistir a palestra sobre a “INTERNACIONALIZAÇĂO DA AMAZÔNIA”, por YVES GANDRA MARTINS e GENERAL MEIRA MATTOS. A presidente do IHGSP, doutora NELLY MARTINS, preside os trabalhos. A Mesa Diretora é constituída também pelo ex-governador de SĂO PAULO, PAULO EGÍDIO MARTINS; GENERAL MEIRA MATTOS; HERNÂNI DONATO; FRANCISCO GIANNOCCARO e o poeta PAULO BOMFIM. Ainda encontramos no Instituto: Professor JOSÉ CARLOS (presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC-núcleo LAPA), BIZARRO, VIVIANO FERRANTINI, GIAMBATISTA, PAULO DE AZEVEDO MARQUES, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, Desembargador LUIZ EDUARDO CORRĘA e outros. As explicações sobre o momentoso tema são muito bem dirigidas pelo professor YVES GANDRA e pelo nosso veteraníssimo GENERAL MEIRA MATTOS, que entende muito do assunto. Foi uma verdadeira aula sobre a AMAZÔNIA. O que causa dificuldade, por causa do adiantado da hora, é o retorno para GUARULHOS. Na ARMÊNIA, uma extensa fila está me esperando e venho de pé até o ponto onde desço.

Nesta noite estudo mais um dos projetos do LAVECCHIA, sempre interessante, abordando temas atuais. Isso vai resolver problemas que para nós não tinham solução, principalmente com relação ao MMDS. Conheci esse oficial em setembro de 2004, quando tenente, oferecendo seus préstimos em momentos cruciantes. É um rapaz inteligente e esforçado com as novidades de informática. Tem trabalhos em DVD e já me apresentou alguns deles. O código para abrir esse projeto é o 14513H2182/  20181214. Não dá para estabelecer um critério definitivo nesta noite, pois também me sinto cansado com as atividades desta data.

Pela primeira vez em dois anos e oito meses de governo, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA teve hoje vetos a projetos de lei derrubados pelo CONGRESSO. Em sessão conjunta, os deputados e senadores restituíram a eficácia dos projetos da Câmara e do Senado que dão reajuste salarial de 15% para os servidores das duas Casas. O líder do governo no Senado, ALOÍZIO MERCADANTE, anunciou que o Planalto vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal, porque não há previsão no orçamento da União para o aumento.

“A única coisa que meu filho falou, até hoje, foi papai”. São coisas como essa que doem em JESON DE OLIVEIRA. “Meu filho năo respira, năo come, năo fala, năo joga bola”, diz, chorando, o pai de JHÉCK BREENER DE OLIVEIRA, quatro anos. Por isso, hoje, esse trabalhador de uma loja de calçados de FRANCA sustentou seu propósito. Vai entrar com pedido na Justiça para que a eutanásia seja aplicada a seu filho. O menino sofre de uma doença degenerativa, progressiva e incurável. Sua mãe, uma costureira em fábrica de calçados, de 22 anos, não admite a idéia da eutanásia. Passa das 13 h às 21 h junto do filho, que está internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital da UNIMED, na cidade.

O Ministério Público ofereceu denúncia criminal contra três dos sete policiais militares envolvidos no episódio que ficou conhecido como a chacina do JARDIM PORTINARI, em DIADEMA, no ABCD. O crime ocorreu no dia 4 de julho e foram mortos a faxineira TEREZA RODRIGUES FARIA, 50 anos, e dois de seus filhos, FÁBIO e EDUARDO RODRIGUES, de 15 e 24 anos. O SARGENTO RICARDO DOS SANTOS SILVA responderá por três homicídios qualificados – da mãe e dos dois filhos, além de três tentativas contra o marido de TEREZA, JOSÉ SIDÔNIO DA SILVA e os outros dois filhos da faxineira, EDNALDO e ALEXANDRE. O promotor de Justiça de DIADEMA, CARLOS CÉSAR FARIA BERNARDI, entendeu que o PM ÉDSON ARĂO PRUDĘNCIO teve participação no assassinato de TEREZA, já que ele poderia ter tentado evitar a morte da faxineira.

Por decisão do Órgão Especial do Ministério Público, THALES FERRI SCHOEDL, 27 anos, perdeu hoje o cargo de promotor de Justiça. Com o resultado do julgamento, ele perde também o foro especial e vai ser julgado por júri popular por ter matado a tiros o estudante DIEGO MENDES MODANEZ e ferido outro estudante, FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, ambos de 21 anos. O crime ocorreu no dia 30 de dezembro na saída de um luau da RIVIERA DE SĂO LOURENÇO, em BERTIOGA. À época, SCHOEDL estava em estágio probatório. Ele ganharia a estabilidade na carreira no próximo dia 11 de setembro.
Com salva de palmas, choro e gritos de Justiça, familiares e amigos das vítimas comemoram o resultado proferido pelo procurador HERBERTO MAGALHĂES DA SILVEIRA JÚNIOR, presidente do Órgão Especial. Não existe mais recurso em âmbito administrativo. Mas o advogado ROBERTO MARZAGĂO BRETAS já adiantou que vai recorrer da decisão junto ao Poder Judiciário. O advogado entende que ocorreram duas falhas no julgamento administrativo e vai tentar na Justiça anular a decisão. O procurador mal tinha acabado de anunciar a exoneração quando SCHOEDL deixou a sala do Órgão Especial. Ele saiu de cabeça erguida e assim permaneceu, até entrar no elevador, ouvindo os gritos de “assassino, assassino”. A mãe dele, EURYDICE SCHOEDL, reagiu em sua defesa. “Assassino vítima de jovens sem limites”, retrucou para os parentes de DIEGO e FELIPE. Em seguida saiu nervosa e com lágrimas nos olhos. Para o procurador-geral de Justiça, RODRIGO CÉSAR REBELO PINHO, a decisão do Órgão Especial foi coerente com a manifestação da Corregedoria e do Conselho Geral do MP.
Cerca de 40 donos de imóveis das ruas BOM PASTOR, GREENFELD, AGOSTINHO GOMES, PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER, e da Avenida DOUTOR GENTIL DE MOURA terão de preparar a mudança de endereço. Foi publicado terça-feira no “Diário Oficial” Estadual um decreto do governador GERALDO ALCKMIN informando sobre a desapropriação de imóveis no IPIRANGA, na zona sul da Capital. As casas serão demolidas para a construção das estações IPIRANGA e SACOMĂ, da LINHA 2-VERDE do METRÔ. Segundo o decreto, 4,2 mil metros quadrados serão desapropriados.
O secretário da Administração Penitenciária de SĂO PAULO, NAGASHI FURUKAWA, foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária (CONSEJ). “Dividirei com os colegas todas as suas preocupações e perplexidades diante da execução penal”, disse FURUKAWA. “Vamos lutar pela melhoria das condições carcerárias e de execução da pena em todos os Estados, além das questões pertinentes à Justiça”.
LIBERTADO por hábeas corpus do Supremo Tribunal Federal o fazendeiro NORBERTO MÂNICA, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, em 2004.
PRESO o fazendeiro JOSÉ DIAS PEREIRA, acusado de derrubar cerca de dois milhões de árvores na região de TERRA DO MEIO, no sudoeste do PARÁ. Pela Polícia Federal, em OURILÂNDIA DO NORTE.

FALECEU o músico SEBASTIĂO BRAGA, aos 49 anos, vítima de insuficiência respiratória. Ele ficou conhecido ao processar ROBERTO CARLOS pelo plágio da música “O CARETA”, originalmente chamada “LOUCURAS DE AMOR”. BRAGA ganhou a ação  há quatro meses, após quinze anos de brigas nos tribunais. Mas, em vez de receber os quatro milhões de reais que desejava, ficou estipulado que ele levaria 200 mil reais.

O CORINTHIANS empatou por 1 a 1 com o GOIÁS, hoje, no PACAEMBU, e se classificou para as oitavas-de-final da COPA SUL-AMERICANA. No primeiro jogo entre as duas equipes, em GOIÂNIA, o TIMĂO vencera por 2 a 0. O próximo adversário será o RIVER PLATE, justamente a equipe que eliminou o CORINTHIANS da LIBERTADORES DA AMÉRICA, de 2003. A má notícia é que o atacante TEVEZ não vai poder jogar o primeiro confronto, dia 14, em SĂO PAULO. O argentino foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo ao dar um tapa na nuca do atacante LEANDRINHO. O jogo de volta será no dia 28. O garoto RONNY abriu o placar, enquanto PAULO BAIER empatou.
Faltou muito pouco para o SANTOS chegar ŕs oitavas-de-final da COPA SUL-AMERICANA. Com mais garra do que técnica, o PEIXE derrotou o FLUMINENSE por 2 a 1, de virada, na VILA BELMIRO, mas foi batido por 4 a 2 na decisão por pênaltis. Na próxima fase, a equipe do RIO jogará contra o BANFIELD, da ARGENTINA.

MARIA SHARAPOVA cedeu só 3 games em dois jogos no US OPEN. Na estréia, venceu ELENI DANIILIDOU; hoje, passou fácil por DALLY RANDRIANTELY. Mesmo assim, a mais badalada tenista do momento pediu mais de uma hora antes da coletiva. Mas a espera valeu a pena. A russa chegou para a entrevista de vestido verde e casaquinho branco, deixando o colo à mostra, e muitas jóias. Será que SHARAPOVA é mais tenista ou mais artista? Além de SHARAPOVA, outras favoritas avançaram para a terceira rodada. KIM CLIJSTERS passou por FABÍOLA ZULUAGA e VENUS WILLIAMS derrotou MARIA KIRILENKO. DANIELA HANTUCHOVA passou por EMÍLIA SALERNI e SERENA WILLIAMS venceu CATALINA CASTAŃO.
No masculino, LLEYTON HEWITT ganhou de ALBERT COSTA e KAROL KUCERA venceu MARK PHILIPPOUSSIS.

O boato de que havia um homem-bomba em meio a uma multidão de peregrinos provocou hoje pânico, correria e a morte de pelo menos 1.030 pessoas por pisoteamento, asfixia ou afogamento, numa celebração xiita em BAGDÁ. Segundo fontes do governo iraquiano, cerca de 3 milhões de fiéis participavam da peregrinação a uma mesquita. Rebeldes atacaram com foguetes a multidão de xiitas, causando sete mortes. Em seguida, o medo do homem-bomba levou parte  dos fiéis a correr para uma ponte sobre o RIO TIGRE, fazendo pressão  contra as muretas laterais que se romperam.
O tamanho da tragédia podia ser medido pelos milhares de sapatos e chinelos abandonados na ponte sobre o RIO TIGRE em AL-KADHIRIYA, na capital do IRAQUE. Pouco depois das 11:30 horas (4:30 em BRASÍLIA), um grito de alerta sobre a presença de um homem-bomba deu início à correria.  “Quando o muro de proteção da ponte se rompeu, muitos velhos já tinham sido mortos asfixiados ou pisoteados”, declarou  uma testemunha à agência FRANCE PRESSE. “Os primeiros corpos resgatados foram colocados perto dos jardins da mesquita”. No hospital NOOMAN, no bairro sunita de AL-ADHAMIYA, dezenas de cadáveres jaziam no chão do corredor, à espera de identificação. Dezenas de pessoas procuravam por parentes na recepção, onde o som de choro se misturava ao de telefones celulares. Em meio ao desfile frenético de ambulâncias e os gritos de desespero das mulheres, a procissão continuava, com os fiéis demonstrando ainda mais fervor e os peregrinos se flagelavam ainda mais duramente.

Pelo menos cem bombeiros foram mobilizados hoje à noite para apagar um novo e violento incêndio no centro de PARIS – o terceiro em uma semana e o quarto desde abril. “Desta vez não havia ninguém no edifício”, disse um porta-voz do corpo de bombeiros da capital francesa, referindo-se às 48 mortes causadas pelos anteriores. O prédio atingido, um velho cinema desativado, fica perto do Centro POMPIDOU e do PARIS CITY HALL. “O local vinha sendo usado por uma loja parisiense como depósito de livros e brinquedos.”

Milhares de pessoas podem ter morrido em NEW ORLEANS na catastrófica inundação provocada pelo rompimento dos diques de proteção da cidade, na madrugada de ontem, depois da passagem do devastador furacão KATRINA. A estimativa foi feita hoje pelo prefeito da cidade, RAY NAGIN. “No mínimo, centenas; mais provavelmente, milhares”, disse ele sobre o número de corpos que estão sendo encontrados no interior das casas inundadas ou boiando nas águas que hoje tomavam todo o perímetro urbano. A prioridade, segundo NAGIN, era resgatar os sobreviventes e tirá-los o quanto antes da cidade de quase um milhão de moradores tornada inabitável pela inundação e pelo total colapso dos serviços de água, esgoto e eletricidade. “A partir de certo ponto, os corpos dos mortos vão se transformar num problema sanitário”. Ele disse que levará no mínimo de três a quatro meses para que as pessoas possam começar a voltar para suas casas. Partes da cidade talvez tenham de ser abandonadas.   

INDENIZADAS pela Igreja Católica alemã 594 pessoas condenadas a trabalhos forçados nas paróquias do país durante o nazismo. Em BERLIM.

DETERMINADO pelo governo chinês o fechamento de sete mil minas de carvão. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 2700 mineiros morreram em acidentes. Um dos mais graves aconteceu em 7 de agosto, quando 123 trabalhadores ficaram presos numa mina invadida pela água. Em PEQUIM.

DETECTADA pela nave européia CASSINI uma misteriosa fonte de calor no pólo sul de ENCELADUS, uma lua de SATURNO com 500 quilômetros de diâmetro e formada, segundo se acredita, inteiramente por gelo. O que intriga os cientistas é que a lua tem atmosfera – com vapor de água e dióxido de carbono – e é pequena demais para ainda guardar calor no seu interior. Em LONDRES.

MICHAEL SHEARD, que interpretava o MR. BRONSON – um dos professores fictícios mais armados do REINO UNIDO – no seriado britânico GRANGE HILL, morreu hoje aos 65 anos, vítima de câncer no estômago. Além desse papel no seriado, que tratava do dia a dia de uma escola, SHEARD fez o papel de ADOLPH HITLER em “INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA”.

A compositora e cantora de tangos ELADIA BLÁZQUEZ, uma das figuras contemporâneas mais importantes da música popular de BUENOS AIRES, morreu hoje, aos 74 anos, vítima de câncer. ELADIA, que começou a cantar e tocar violão aos 8 anos, compôs mais de 30 tangos de sucesso, entre eles HUMO Y ALCOHOL e MI CIUDAD Y LA GENTE.

MORREU o físico JOSEPH ROTBLAT, aos 96 anos, premiado com o NOBEL DA PAZ em 1995. Ele era o presidente de um grupo de cientistas que lutou pelo desarmamento nuclear. Em LONDRES.

2 006 : - QUINTA-FEIRA
Durante uma grande parte da manhă fico ocupado com a leitura dos jornais e a digitalização de minhas memórias. Há ameaças de ataques por parte de elementos do PCC porque essa facção criminosa comemora 13 anos de existência. Desde ontem a polícia está toda de prontidão, triplicando o número de carros nas ruas, à noite e na madrugada de hoje. Foram realizadas centenas de blitze. O Comandante Geral da Polícia Militar, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, afirmou que “Estamos na rua e haverá reação”. Trata-se de um alerta aos bandidos, com o objetivo de mostrar que a polícia não será surpreendida pelos criminosos.
Por volta das 13 horas, estou chegando no MMDS. Os oficiais estão todos avisados do que poderá acontecer hoje. MÁRIO MARGARIDO conta que a mãe de nosso conhecido DANIEL (garçom que privou de nossa amizade nos anos 1980) praticou o suicídio no dia 17 de agosto. Há algum tempo, trouxeram essa senhora de PERNAMBUCO, onde também já tentara contra a vida. Aqui em SĂO PAULO, havia uma constante vigilância para que a mulher não fizesse alguma besteira. No entanto, quando dona CLEUSA foi fazer compras, a mãe pegou a corda de uma rede, envolveu-a no pescoço, subiu num banco, enganchou a corda num apoio e afastou o banco, suicidando-se. É uma situação muito delicada para esse casal.

Por volta das 15 horas, vou presidir uma ASSEMBLÉIA GERAL na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados, na TABATINGUERA. Ali encontro o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA apresentando-se como candidato a Deputado Federal. CORONEL CRUZ está presidindo a reunião. Outros oficiais: CORONEL JORGE GONÇALVES, TENENTE-CORONEL AMORIM, MAJOR IRENO, TENENTE CORNÉLIO MUDO, advogado JOĂO, diretor jurídico e muitos outros oficiais que são os assembleístas. Essa assembléia foi convocada por um edital com a finalidade de alterar certos dispositivos do Estatuto e também para aprovar o Regimento Interno da própria Assembléia Geral. Tudo isso se realiza de uma maneira até certo ponto tranqüila. Apenas houve uma certa perturbação causada pelo TENENTE Ref LUCIANO, que todas às vezes acha de fazer uso da palavra e dizer uma série de bobagens. Por volta das 16 horas, encerramos a Assembléia. Passo pelo MMDC. Fico sabendo que nem o GINO e nem o CORONEL MENDES passou pela Sociedade. Não temos novidades dignas de nota. Mas há um certo atrito entre as funcionárias LUCIENE e LILIAN. Anteontem, na presença do CORONEL RICARDO e do TENENTE GONÇALVES, a LILIAN falou algo que magoou a sua amiga. Não é nada grave mas causa um certo problema no trabalho. Procuro apaziguar essa situação.

Nem o mais pessimista são-paulino poderia imaginar noite tão ruim como esta, no MORUMBI. O time, apesar do empenho e das boas chances de gol criadas, ficou no 1 a 1 diante do frágil FORTALEZA, penúltimo colocado do CAMPEONATO BRASILEIRO, e deixou escapar a vitória num lance raro. ROGÉRIO CENI teve a seus pés a melhor oportunidade de fazer 2  a 1, aos 49 minutos do segundo tempo, mas não aproveitou a cobrança de pênalti. Bateu no canto direito e viu a excelente defesa do rival ALBÉRICO. “Cobrei mal”, afirmou o capitão tricolor, decepcionado. ALBÉRICO, de longe o melhor do jogo, saiu de campo como herói da equipe cearense.

Ameaçado de demissão, o caseiro MANOEL CHAGAS, de 39 anos, agrediu, amarrou e amordaçou a patroa MERCEDES CONCA, de 64 anos, dona de um sítio em SĂO ROQUE, interior do Estado. CHAGAS ainda roubou pertences e o carro da patroa e fugiu com os dois filhos e uma afilhada dele. Perseguido pela PM até ITAPEVI, ele sofreu um acidente e foi preso. As crianças ficaram feridas. A história começou na manhã, quando MERCEDES chamou o funcionário par dizer que iria demiti-lo depois de pouco mais de um mês de trabalho. Os dois discutiram e o caseiro começou a dar socos e pontapés na mulher. Amarrou-a primeiro em uma cadeira, depois na cama. Enquanto fazia isso, fazia ameaças e juntava objetos, entre eles uma TV, um aparelho de DVD e até mesmo uma torneira. Ele colocou no CELTA da vítima e fugiu levando dois de seus quatro filhos, de 4 e 5 anos, e a afilhada, de 11 anos. Alertada por uma vizinha de MERCEDES, a PM passou a persegui-lo. Na fuga, CHAGAS perdeu o controle do carro ao passar por uma lombada, atropelou três pessoas e bateu em uma RANGER que vinha na contramão. Machucado, o caseiro desceu do carro atirando contra os PMs. No revide, foi baleado na perna e preso.

MARIA SHARAPOVA brilha no US OPEN. Já está na terceira rodada, depois de vencer MICHAELLA KRAJICEK e EMILIE LOIT. VIRGINIE RAZZANO venceu MARTINA HINGIS e AMELIE MAURESMO passou por MEGHANN SHAUGHNESSY. Não há mais brasileiros no torneio. MARCOS DANIEL perdeu na estréia do russo TEIMURAZ GABASHVILI e THIAGO ALVES, de FERNANDO VERDASCO. RAFAEL NADAL bateu LUÍS HORNA e LLEYTON HEWITT derrotou JAN HERNYCH.

O GRITO e MADONNA, as mundialmente conhecidas, obras-primas do pintor expressionista norueguês EDVARD MUNCH (1863-1944), que haviam sido roubadas de um museu de OSLO em 2004, foram finalmente recuperadas hoje. A polícia da NORUEGA, no entanto, não conseguiu prender os ladrões. Logo depois de terem sido recuperadas, à tarde, as obras tiveram sua autenticidade comprovada por uma perícia realizada por especialistas do MUSEU MUNCH, da capital norueguesa.

2007    :    - SEXTA-FEIRA
Nos dias que se seguiram à morte da princesa DIANA, há exatos dez anos, os membros da família real britânica foram vistos como um grupo de vilões. Para começar, os WINDSORS recusaram-se a quebrar o protocolo e hastear a bandeira a meio pau no PALÁCIO DE BUCKINGHAM. E o desdém público aumentou quando a rainha ELIZABETH II não quis, ou foi incapaz, de confortar a nação enlutada. Que diferença uma década pode fazer. Numa extraordinária inversão de papéis, hoje a população britânica questiona o sentimentalismo de dez anos atrás e, ao mesmo tempo, mantém um relacionamento mais caloroso com a família real. Para muitos especialistas, os WINDSORS ficaram, ironicamente, mais “parecidos com DIANA”. “A morte de DIANA foi um divisor de águas e ajudou a família real a perceber a importância de ser acessível”, disse ALLYSON STEWART-ALLEN, que dirige a empresa de consultoria e relações públicas International Marketing Partners. “Eles compreenderam que não vivem numa bolha e seu sucesso e longevidade dependem da aceitação da população”.

Nesta sexta-feira levanto mais cedo e, com isso, tenho tempo suficiente para atualizar minhas memórias e meus arquivos. Dentro da rotina, chego na Sociedade por volta das 13 horas. Logo em seguida também chega o CORONEL MENDES. Ele está se preocupando com a entrega da Medalha PEDRO DE TOLEDO para 2 de outubro. Conversamos a respeito dos núcleos da Sociedade. Foram dizer ao MENDES que há necessidade de regularizar esses núcleos. Não vejo o porquê se preocupar com os mesmos, pois não apresentam problema algum e, pelo contrário, expandiram muito o próprio nome do MMDC. Recebemos a visita do 1º TENENTE DARIO, que serve no 2º BPMM. Na zona leste. Saio para almoçar com alguns oficiais, mas logo regresso ao MMDC, acompanhado do COLOMBO. Ele tenta me ajudar na resolução de problemas apresentados no computador. Nosso presidente GINO STRUFFALDI perde um bom tempo seu em atender o “maluco” MAJOR PM Ref MINORU MASSUDA. Não tenho paciência em ouvir as idiotices desse sujeito. Além do mais, o arquivo que estou usando apresenta uma série de defeitos que estou tentando consertar, naturalmente com a ajuda de pessoas que entendem disso. Amolado com essa situação, resolvo deixar a Sociedade por volta das 16:30 horas, sem que o problema tenha sido resolvido. Foram notados vários erros causados por modificações na estrutura do arquivo. Isso devo corrigir nesta noite, com muita paciência, gastando horas, em prejuízo de outras atividades que estou acostumado a fazer, como por exemplo a digitalização de minhas memórias, que ficarão para o sábado.

A manobra que provocou o choque de trens no qual 8 pessoas morreram e 101 se feriram ontem, em NOVA IGUAÇU, na BAIXADA FLUMINENSE, havia sido autorizada pelo Centro de Controle de Operações da SUPERVIA, concessionária da ferrovia. A informação foi divulgada hoje pelo delegado FÁBIO PACÍFICO, que investiga o caso. Segundo ele, se não houvesse a colisão entre um trem vazio e um de passageiros, este último teria descarrilado. Isso porque o desvio nos trilhos estava acionado para a manobra do carro vazio, que trocava de linha.

Um tiroteio entre policiais e bandidos em OSASCO, GRANDE SÃO PAULO, ontem à noite, causou a morte do PM FRANCISCO EUCLIDES ALEX SILVA, que não estava envolvido diretamente na troca de tiros, mas morreu em um acidente, quando estava a caminho do local da ocorrência. Na troca de tiros, um suspeito também morreu. Um policial civil teve o carro roubado na Rua PIAUÍ, no JARDIM ROCHDALE, às 22 horas. PMs do 42º Batalhão localizaram o veículo minutos depois. Houve troca de tiros e um PM foi ferido pelos bandidos. Um suspeito também foi atingido e morreu. Um outro foi preso e o terceiro envolvido no assalto conseguiu fugir. Quando teve início a perseguição, uma viatura que estava na Avenida CRUZEIRO DO SUL saiu em alta velocidade para chegar ao local. Colidiu com um GOL, rodou e bateu em um poste. O PM FRANCISCO foi lançado para fora da viatura. Levado ao Hospital do JARDIM ROCHDALE, morreu.
Na parte de cima, o glamour. No subsolo, um cativeiro secreto, onde prostitutas eram mantidas em cárcere privado e submetidas a um regime de trabalho semelhante à escravidão. Com esse argumento, a força-tarefa formada pela Subprefeitura do IPIRANGA, o Ministério Público e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil lacrou hoje de madrugada a Boate e Hotel MILLENIUM, no IPIRANGA, zona sul da Capital. Quatro funcionários foram presos – três homens e uma mulher, de nome não divulgados – e responderão à acusação de favorecimento à prostituição e pela falta de alvará para a boate.  

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi o grande ausente na abertura do 3º Congresso do PT, hoje à noite. Irritado ao saber que petistas fariam um desagravo ao ex-chefe da Casa Civil, JOSÉ DIRCEU, e ao deputado JOSÉ GENOINO, réus no processo criminal aberto há quatro dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele mandou um recado aos dirigentes do PT: disse não querer ver o escândalo do mensalão invadindo o encontro, que vai até domingo, dia 2 de setembro. LULA faria a abertura do congresso à noite, mas adiou o pronunciamento para amanhã. Ficou muito contrariado ao saber que integrantes do antigo Campo Majoritário pregaram o desagravo aos petistas acusados de corrupção ativa e formação de quadrilha, embora seja pessoalmente solidário a alguns deles.

Com uma nota oficial redigida em tom conciliador, o Exército decidiu hoje se contrapor ao ministro da Defesa, NELSON JOBIM, e mostrar que não aceitou a ordem para não fazer comentários sobre o lançamento do livro DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE, lançado em solenidade oficial, ontem, no Palácio do Planalto. A decisão saiu de uma reunião extraordinária do Alto Comando do Exército que juntou, em BRASÍLIA, hoje, das 13 às 17 horas, todos os 15 generais de quatro estrelas. No discurso de ontem, referindo-se às Forças Armadas, JOBIM havia dito que “nenhum indivíduo” reagiria ao lançamento do livro publicado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do Ministério da Justiça. Disse ainda que quem reagisse “teria resposta”. O livro, para comemorar os 28 anos da LEI DA ANISTIA, é a versão oficial sobre os presos políticos que desapareceram durante o regime militar (1964-1985). Hoje, os generais do Alto Comando consideraram “inaceitável o cala boca” do ministro, debateram durante quatro horas os termos da resposta oficial e tomaram duas decisões por unanimidade: 1) redigir a nota para marcar posição diante do ministro, levando em conta que o chefe supremo das Forças Armadas é o presidente da República; 2) responder em tom ameno, ressaltando a missão institucional do Exército e o valor legal da LEI DA ANISTIA, para evitar que a resposta gere uma crise que tome o lugar, nas manchetes dos jornais, dos casos do mensalão e do senador RENAN CALHEIROS. Tomaram ainda providência de submeter ao próprio JOBIM a redação da nota, que lhe foi apresentada às 19 horas. O ministro concordou com a redação e o Exército mandou divulgar o documento por todos os quartéis do País. Apesar dos debates acalorados, as posições, como diz a nota oficial, tiveram “concordância unânime”. Para fazer um contraponto aos políticos, que estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal, no escândalo do mensalão, além do processo por quebra de decoro parlamentar enfrentado pelo presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, a nota começa lembrando que o Exército tem “elevados índices de confiança e credibilidade junto ao povo brasileiro” e sempre se pautou pelos “valores da hierarquia, disciplina e lealdade”. O ALTO COMANDO lembrou ainda que a LEI DA ANISTIA teve como “parâmetro” a “conciliação”. Na resposta mais direta a JOBIM, que proibiu a contestação à versão do livro sobre mortos e desaparecidos, o Exército disse que não quer o “retrocesso” da “paz e harmonia” já alcançados, mas lembrou que “fatos históricos têm diferentes interpretações, dependendo da ótica de seus protagonistas.
Ao trecho do discurso de JOBIM que se referiu a “fatos passados”, a nota do ALTO COMANDO respondeu assim: “Não há Exércitos distintos. Ao longo da história temos sido sempre o mesmo Exército de CAXIAS, referência em termos de ética e de moral”. O comandante da Força, GENERAL ENZO MARTINS PERI, assina a mensagem. O clima da reunião do ALTO COMANDO, no início, foi de franca insatisfação com JOBIM. Um general chegou a dizer que, ao ouvir o discurso do ministro, ontem, se sentiu como se fosse membro da ANAC – uma referência à Agência Nacional de Aviação Civil, que está sob investigação administrativa e é suspeita de ter produzido, por incompetência, boa parte do caos aéreo brasileiro. Outro general afirmou que o Exército é feito de militares disciplinados, “mas não mortos”, e era inevitável ver o ministro da Defesa “dar cambalhotas na democracia”. Quem defendia uma mensagem dura foi demovido com o argumento esgrimido por alguns generais de que “a nota não deveria competir com o noticiário sobre corruptos e ladrões”.

Condenada em primeira instância, a GOL a pagar dois milhões de reais à família de QUÉZIA GONÇALVES MOREIRA, que morreu no acidente do vôo 1907, ocorrido em setembro de 2006. O valor é relativo a indenização por danos morais e materiais sofridos por três parentes de QUÉZIA. É a primeira família a obter indenização na Justiça. A GOL recorrerá da decisão.

Faleceu hoje, em PORTO ALEGRE, BRENO FORNARI, vencedor de três das quatro primeiras edições das MIL MILHAS,no fim dos anos 1950, dentre outras importantes conquistas nas pistas. Junto de CATHARINO ANDREATTA, gaúcho também, marcou época com a carretera FORD verde e amarela da equipe GALGOS BRANCOS. FORNARI tinha 82 anos.

A cantora MARIA BETHÂNIA precisou desmarcar o show que faria neste sábado em NITERÓI devido a uma celulite facial. Trata-se de uma infecção na face causada por bactérias. Ela precisou ficar em repouso em casa e está fazendo um tratamento à base de antibióticos.

Decretada pela Justiça Argentina, a prisão do ex-jogador DIEGO MARADONA. Ele foi punido por não depor sobre um acidente de trânsito, em 2006, no qual sua caminhonete feriu um casal. MARADONA nega que estivesse ao volante, mas, por não prestar esclarecimentos, deve ir para o xadrez quando voltar da COLÔMBIA, onde realiza um tratamento dentário. Em BUENOS AIRES.

O príncipe HARRY, que tinha apenas 12 anos quando sua mãe morreu, fez hoje o discurso mais emocionado durante a cerimônia para marcar os dez anos da morte da princesa DIANA. “Ela era nossa guardiã, nossa amiga, nossa protetora. Era a melhor mãe do mundo”, disse. DIANA, seu namorado DODI AL-FAYED e o motorista do casal morreram em 31 de agosto de 1997, em um acidente de carro no centro de PARIS. Mais de 500 pessoas – entre familiares, amigos, membros da realeza e políticos britânicos – ouviram os discursos de HARRY e de seu irmão, WILLIAM, durante uma missa na Capela da Guarda Real, ao lado do Palácio de BUCKINGHAM, em LONDRES. “Perder um familiar tão próximo foi um choque indescritível e mudou a minha vida e a do meu irmão para sempre”, afirmou HARRY. “Nós pensamos nela todos os dias e podemos separar nossas vidas em duas partes. Há os anos nos quais fomos abençoados com a presença física de nossa mãe e, depois, há os dez anos que se passaram desde a morte dela”. O príncipe terminou dizendo que era importante lembrar de DIANA como ela era: “Amorosa, generosa, realista e autêntica”. O primeiro-ministro britânico, GORDON BROWN, e seus antecessores TONY BLAIR (que cunhou o título de “princesa do povo”) e JOHN MAJOR compareceram à cerimônia, fechada ao público, mas transmitida ao vivo pelas TVs. A grande ausência foi de CAMILLA PARKER-BOWLES, segunda mulher do príncipe CHARLES, a quem DIANA sempre culpou pelo fim do seu casamento. Ela foi convidada por HARRY e WILLIAM, mas decidiu não ir, alegando que sua presença desviaria a atenção do verdadeiro objetivo do evento. Em frente ao Palácio de KENSINGTON, antiga residência de DIANA em LONDRES, centenas de admiradores deixaram flores, fotos e poemas para homenageá-la. Em MANCHESTER, BRISTOL, ABERDEEN, CARDIFF e outras cidades britânicas também realizaram cerimônias pela memória da princesa.  

2 008     :    -      DOMINGO 
Com temperatura baixa e chuvisqueiros, esse domingo não agrada. Não me sinto bem. Apesar de tudo, na HEMEROTECA VENTURA, procuro organizar arquivos, principalmente os cadernos sobre televisão, Jornal do Carro, Turismo, Vida e Ambiente. Isso me toma um bom tempo na parte da manhã.
No computador, procuro colocar em dia o correio eletrônico. São muitas as mensagens, principalmente as enviadas pelo CLAUDOVINO, NELSON NUNES FERNANDES, VALDOMIRO, NELLY DONATO, TRINDADE, GINO e KLÉBER DANÚBIO. Não estou conseguindo salvar e-mails no DVD.

Há pelo menos uma semana, a bandeira do BRASIL, hasteada em plena PRAÇA DA BANDEIRA, no centro da cidade, está rasgada. Mas não se trata de vandalismo. Segundo a Prefeitura de SÃO PAULO, os motivos mais prováveis são os fortes ventos e as chuvas dos últimos dias. Mas o presidente da ONG EDUCA SÃO PAULO, DEVANIR AMÂNCIO, protesta: “É um grande desrespeito aos nossos símbolos nacionais, ainda mais na semana do 7 de Setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do país”, afirma. Segundo ele, muitas pessoas, ao passar pelo local, têm ficado indignadas com a bandeira rasgada. Até hoje à tarde, a bandeira ainda permanecia a meio pau em respeito à morte do ex-prefeito de SÃO PAULO e presidente do Conselho de Administração do ITAÚ, OLAVO EGYDIO SETÚBAL, que faleceu na última quarta-feira, dia 27 de agosto, aos 85 anos, de insuficiência cardíaca. A previsão é que a bandeira será reerguida amanhã.

Lendas, números e tabus também ajudam a alimentar expectativas em torno de um jogo de futebol. Sempre há uma cifra a citar, quando se pretende ressaltar o valor de uma partida. Pois o PALMEIRAS hoje derrubou um mito, o de jamais ter vencido na ARENA DA BAIXADA, o moderno campo do ATLÉTICO-PR. O time de VANDERLEI LUXEMBURGO saiu do estádio que passa por reforma, nove anos depois de sua reconstrução, com 2 a 1 em sua conta, com 43 pontos acumulados e com a consolidação da vice-liderança. A PORTUGUESA novamente fez sua torcida sofrer e ficou no empate por 1 a 1 com o ATLÉTICO MINEIRO, nesta noite, no CANINDÉ, desperdiçando chance de deixar a zona de descenso.

Faltam 15 rodadas para o fim do BRASILEIRO e começa a se consolidar a briga pelo título entre duas equipes: o GRÊMIO e o PALMEIRAS. Uma tendência que se manifesta desde a adoção dos pontos corridos, em 2003. Continua a ser de cinco pontos a diferença entre o primeiro e o segundo colocados, únicos do pelotão de frente a vencer no fim de semana. Mas o PALMEIRAS sempre faz questão de lembrar do confronto direto, marcado para o PALESTRA ITÁLIA, na 34ª rodada. Na primeira fase, jogando no OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE, houve empate por 1 a 1.
O atual bicampeão, SÃO PAULO, viu o GRÊMIO abrir 10 pontos, após o empate sem gols com o SANTOS, hoje, no MORUMBI, e mira suas forças em vaga na próxima edição da TAÇA LIBERTADORES. O CRUZEIRO, terceiro colocado, deixou escapar vitória importante diante do CORITIBA: 1 a 1, em casa. Pior, vencia e teve um pênalti a seu favor aos 38 minutos da segunda etapa. O FLAMENGO suou para garantir 2 a 2 com o FLUMINENSE. O VITÓRIA parou no lanterna IPATINGA (0 a 0).

O paraibano VALDENO BRITO ganhou pela primeira vez uma corrida no STOCK CAR. Mas não só isso: tornou-se, também, o vencedor da primeira Corrida de UM MILHÃO DE DÓLARES, realizada hoje no Autódromo de JACAREPAGUÁ. A vitória de VALDENO, da equipe MEDLEY/A.MATTHEIS, foi conquistada com uma pontinha de sorte. O pole-position CACÁ BUENO, da EUROFARMA, liderava a corrida faltando cinco voltas para o fim, mas praticamente parou na pista por uma pane elétrica no carro. Com esforço, ainda conseguiu terminar na 9ª posição, mas entregou a liderança para o desconhecido VALDENO, que largou em terceiro lugar.

Mais do que ganhar sua 30ª partida seguida em FLUSHING MEADOWS e de manter-se na luta pelo 5º título consecutivo do US OPEN, ROGER FEDERER voltou a sorrir. Em uma atuação de fazer lembrar seus melhores momentos, derrotou o checo RADEK STEPANEK e mandou uma mensagem aos que apostavam em sua breve eliminação. “Minha atuação foi um bom sinal”, disse. “É um aviso de que posso manter esse nível pelo resto do campeonato”. A última derrota do suíço em NOVA YORK foi em 2003, para o argentino DAVID NALBANDIAN. Mas, neste ano, FEDERER está desacreditado por uma péssima temporada. Ganhou apenas dois torneios pequenos (ESTORIL e HALLE) e sofreu derrotas humilhantes, como a para RAFAEL NADAL na final de ROLAND GARROS.
No feminino, a sérvia JELENA JANKOVIC continua jogando mal, mas venceu a dinamarquesa CAROLINA WOZNIACKI e mantém a esperança de terminar o US OPEN como a nova número 1 do mundo.     

O som da rabeca de MESTRE SALUSTIANO silenciou. Bravo defensor da cultura popular pernambucana, o artista nascido em ALIANÇA (a 90 km do RECIFE) morreu hoje pela manhã, aos 62 anos. Ele foi vítima de arritmia cardíaca provocada pelo Mal de Chagas, que enfrentava há pelo menos 20 anos. De acordo com o cardiologista HERMILO BORBA NETO, do Pronto-Socorro Cardiológico de PERNAMBUCO, onde estava internado há uma semana, MESTRE SALU, como era conhecido, sofreu uma parada cardíaca por volta das 6:30 horas e morreu uma hora depois.
“SALU é a representação mais bem acabada do artista popular brasileiro. Era um artista versátil – tocava, dançava, interpretava e era artesão. Dentro das limitações intelectuais de um artista popular, SALU refletia bastante e possuía um pensamento peculiar muito interessante”, disse ao ESTADO o músico ANTÔNIO NÓBREGA, seu amigo há mais de 30 anos. “Lamentamos a perda, mas devemos reconhecer a vida fecunda que teve. Sua descendência numerosa vai prolongar seu legado”.
O fundador do maracatu rural PIABA DE OURO, autor de quatro álbuns (SONHO DE RABECA, AS TRÊS GERAÇÕES, CAVALO-MARINHO e MESTRE SALU E A SUA RABECA ENCANTADA), mestre de CHICO SCIENCE e personagem das minisséries HOJE É DIA DE MARIA e A PEDRA DO REINO, foi velado hoje na CASA DA RABECA, espaço que ele mesmo criou em OLINDA, em 2002. O enterro será amanhã, às 15 horas, no cemitério MORADA DA PAZ, em PAULISTA, a 12 km de RECIFE.  

Um soldado da PM, de 29 anos, perdeu a mão direita ao explodir um morteiro na frente de uma casa de prostituição da Rua DOUTOR ZUQUIM, em SANTANA, zona norte da capital, por volta das 4 horas de hoje. O artefato explodiu na mão do policial logo após ele encostar a chama do isqueiro no pavio. Bombeiros levaram o PM ao Hospital MANDAQUI. A Secretaria de Segurança Pública não informou o nome do policial militar. A explosão ocorreu em frente à casa de prostituição, no número 53 da Rua DOUTOR ZUQUIM. O policial havia estacionado seu PÁLIO cinza do outro lado da rua. Ele teria saído do prostíbulo e ido até o veículo para pegar o morteiro. Estava do lado do carro quando ocorreu a explosão. No hospital, o soldado disse à polícia que ia detonar o artefato para fazer uma surpresa para a namorada, que fazia aniversário. Ele passou por uma cirurgia na madrugada e segue internado. O caso foi registrado no 9º DP (CARANDIRU) como posse, aquisição, transportes de explosivos e lesão corporal. 

Na tentativa de acabar com a grave crise institucional provocada por grampos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), GILMAR MENDES, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA decidiu enquadrar a agência. Ele determinou ao diretor-geral da ABIN, PAULO LACERDA, que demita sumariamente os responsáveis pela escuta ilegal. A decisão será comunicada amanhã por LULA a GILMAR MENDES, ao vice-presidente do STF, CÉSAR PELUSO, e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), CARLOS AYRES BRITTO, durante reunião marcada para as 9 horas, no Palácio do Planalto.
Além de pedir a demissão de toda a diretoria da ABIN, a oposição ameaça denunciar o presidente LULA por crime de responsabilidade, abrindo caminho para um processo de impeachment por conta da escuta clandestina da agência. “Ou o presidente toma uma atitude rápida e aponta os responsáveis pelo grampo, ou, se continuar calado e omisso como está, ficará como responsável perante a sociedade e terá de responder por isto com base na lei do impeachment”, advertiu hoje o presidente nacional do DEM, deputado RODRIGO MAIA.

A um dia de o furacão GUSTAV chegar à costa dos ESTADOS UNIDOS, os moradores de NEW ORLEANS pareciam determinados a não deixar que a história se repetisse. Ainda traumatizados com a devastação causada pelo furacão KATRINA, a três anos, mais de 1 milhão de pessoas deixaram a região metropolitana durante o fim de semana. Ao meio-dia, NEW ORLEANS já tinha o aspecto de uma cidade fantasma. Até a noite a rota do GUSTAV não permitia prever com precisão onde a tormenta atingiria o continente – ela pode entrar por qualquer ponto do sul do TEXAS até a divisa entre ALABAMA e MISSISSIPI. O prefeito de NEW ORLEANS, RAY NAGIN, emitiu uma ordem obrigatória de retirada, alegando que o GUSTAV era mais perigoso que o KATRINA. “Essa é a mãe de todas as tempestades e não tenho certeza se já vimos algo igual a ela”, afirmou NAGIN. “Esse não é um teste e para os que estão pensando que podem sobreviver a essa tempestade, faço um alerta: esse será um dos maiores erros que você pode cometer em sua vida”. A estratégia de retirada adotada por NAGIN parecia não dar chance ao azar: um barco de emergência estava estacionado de prontidão na frente da prefeitura caso o episódio das enchentes que inundaram 80% da cidade em 2005 venha a se repetir.
Apesar da preocupação generalizada entre moradores da região, o professor de oceanografia ROBERT TWILLEY, da Universidade de LOUISIANA, afirmou que a área de maior risco não é NEW ORLEANS e sim um distrito próximo à costa centro-sul do Estado. “Essa é mais uma tempestade rural do que urbana”, afirmou TWILLEY, que vem estudando a rota do furacão. Antes de atingir CUBA, ontem, o GUSTAV era um furacão de categoria 4 na escala de medição SAFFIR-SIMPSON. Após passar pela ilha, a tormenta reduziu sua intensidade para o grau 3. Até hoje, o GUSTAV deixou mais de 80 mortos e um rastro de destruição na REPÚBLICA DOMINICANA, HAITI, JAMAICA, ILHAS CAYMAN e CUBA. Hoje, o presidente norte-americano GEORGE W. BUSH afirmou que ele e o vice-presidente DICK CHENEY não participarão da Convenção Nacional Republicana – marcada para começar amanhã em SAINT PAUL, MINNESOTA – por causa do furacão. O secretário de Segurança Interna  dos EUA, MICHAEL CHERTOFF, viajaria hoje para a região em risco.

Equipes de resgate chinesas trabalharam hoje para procurar sobreviventes do terremoto de 6,1 graus na escala RICHTER que atingiu ontem a Província de SICHUAN. De acordo com dados oficiais, o número de mortos aumentou para 32, enquanto o número de feridos ficou em 467. O abalo afetou 800 mil pessoas, além de destruir 258 mil casas. Três grandes pontes da cidade industrial de PANZHIHUA – onde está uma das grandes siderúrgicas do país – também foram danificadas. O tremor de ontem foi seguido por um novo abalo de 5,6 graus, ocorrido hoje à tarde. A extensão dos danos deste último ainda não são conhecidos, segundo a central de monitoramento de terremotos da CHINA. Os terremotos deste último fim de semana só pioram a situação na Província de SICHUAN que, em 12 de maio, sofreu um tremor de 7,9 graus, deixando 70 mil mortos e 10 milhões de desabrigados. O tremor de sábado teve origem na mesma falha geológica do abalo de maio.

O presidente palestino, MAHMOUD ABBAS, recusou hoje a idéia do primeiro-ministro de ISRAEL, EHUD OLMERT, de assinar um acordo de paz provisório. ABBAS rejeitou o acordo durante reunião com OLMERT, em JERUSALÉM. ABBAS teria dito, segundo um negociador palestino, que está comprometido com um acordo final. “Ou concordamos em tudo, ou não fazemos acordo”, disse o negociador.

2 009      :      -     SEGUNDA-FEIRA
Marcamos para esta segunda-feira, às 11 horas, uma reunião extraordinária da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para estudar a situação delicada em que se encontra o núcleo de GUARULHOS. Foi publicado um Edital de Convocação para uma Assembléia Geral Eleitoral em 3 de setembro, no quartel do CPA/M-7, edital esse assinado pelo presidente da Sociedade, GINO STRUFFALDI.
Acontece que GINO não assinou o documento e sim sua assinatura foi forjada para que o edital fosse publicado. Na verdade esse edital deveria ter sido assinado pelo presidente do núcleo. Aí surge outra situação muito desagradável. É que JANAÍNA não é mais presidente do núcleo de GUARULHOS, face o que consta do Estatuto elaborado em 30 de outubro de 2006. Nas Disposições Transitórias do Estatuto, art 68, § 1º consta o seguinte: “Os presidentes da Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo eleitos em Assembléia Geral Eleitoral que se seguir à aprovação deste Estatuto, cumprirão mandato até 22 de maio de 2009.
Diz também o Estatuto que a eleição dos Presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo será realizada na segunda quinzena de abril, pela Assembléia Geral Eleitoral, na sede da Associação (art. 33). No § 2º desse artigo consta que a Assembléia Geral Eleitoral dará posse aos eleitos em 23 de maio, excetuando-se a primeira eleição, onde os Presidentes eleitos tomarão posse em data a ser designada de comum acordo entre o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva. O mandato dos Presidentes será de 2 (dois) anos, excetuando-se a primeira eleição, onde o primeiro mandato cessará aos 22 de maio de 2009.
Vão participar dessa reunião extraordinária: GINO STRUFFALDI -Presidente; CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-presidente; CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA, 1º Secretário; TENENTE-CORONEL PM LUIZ FLÁVIO CODELO NASCIMENTO, 1º Tesoureiro; CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, Diretor Jurídico; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, Diretor de Comunicação Social; CAPITÃO PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS, 2ºSecretário.
Chegamos às seguintes conclusões: não haverá a Assembléia Geral Eleitoral no dia 3 de setembro, por vício no Edital de Convocação; JANAÍNA e ROMAGNOLI, responsáveis pelo núcleo de GUARULHOS entrarão em contato com o CPA/M-7 no sentido de que se faça um novo Edital de Convocação, com o prazo determinado pelo Estatuto; levar ao conhecimento do CORONEL PM CÉSAR, Cmt do CPA/M-7 do que foi decidido nesta reunião.
O CAPITÃO PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS recebe a Medalha CONSTITUCIONALISTA nesta oportunidade (ele não a pôde receber no dia em que houve a outorga, no 16º BPMM, por motivo de doença de sua esposa). Ele também é empossado como 2º Secretário.
ROMAGNOLI reconhece as falhas cometidas pelo núcleo de GUARULHOS, mas a idéia é sanar esse problema da melhor maneira possível.
Mantenho um contato telefônico com a TENENTE Fem PM LUCIANA, P5 do CPAM-7, que se encarrega de avisar o CAPITÃO PM ROSA do que foi decidido nesta reunião (o capitão, ingenuamente, colocou o nome digitalizado do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no Edital de Convocação, publicado no jornal GUARULHOS HOJE, edição de 22 e 23 de agosto).
Tomo conhecimento da Ata da Assembléia Geral de Fundação do Núcleo NOVE DE JULHO, elaborada em 13 de agosto, que foi dirigida ao CORONEL MENDES pelo CLÓVIS DE ALMEIDA MARTINS, que presidiu essa Assembléia. O MENDES tinha deixado na minha pasta na sexta-feira, dia 28, mas somente hoje é que vou verificar isso.      
Atrapalha muito o envio para o GRANDE ORIENTE, onde o MENDES exerce o cargo de Chefe de Gabinete do Grão-Mestre, de documentos que deveriam ser encaminhados para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Com isso, muita coisa se perde, porque não há o repasse necessário.
Já em casa, tenho um grande trabalho com o correio eletrônico. São mais de 50 mensagens. Dentre elas a que segue abaixo, que me foi enviada pelo GBB:
O MERCADOR DE ILUSÕES
Senador Mercadante,
Quando a Corte portuguesa tentava forçar o Brasil á retornar a posição de colônia, emitiu um documento determinando o retorno imediato do Regente á Portugal, o que causaria um retrocesso no nosso processo político. No dia 9 de janeiro de 1822 o jovem D. Pedro precisou de 3 minutos para proferir uma frase Histórica “ Se é para o bem de todos, e felicidade geral da Nação, diga ao povo que Fico ! “
Hoje, 187 anos depois, quando a escória política brasileira tenta nos manter no fundo do poço ético, o que impede o nosso progresso político, um experiente senador precisou de 23 minutos para proferir seu epitáfio político “ se é para o bem da camarilha e para infelicidade geral da nação, diga ao povo QUE MICO !! “
É isso aí senador, Napoleão dizia que “ o clamor das batalhas, é que separa os Homens dos meninos “, o senhor teve a chance de ser Homem, mas oPTou pelo menino carteiro carregador de cartas, diferente daquele jovem Imperador, que decidiu cortar seus laços com seu País e abriu mão de uma coroa européia, para organizar um novo País, fazê-lo independente, e cunhou em nossos peitos o orgulho de sermos brasileiros. O senhor escolheu o pessoal, ou melhor “ o seu pessoal “ .
Acabei de assistir seu pronunciamento, que cena patética! Nem sombra daquele senador, que 2 dias antes, com toda empáfia, com voz firme e ótima entonação, tentou macular a carreira de uma profissional, que por mais de 30 anos desempenha com total competência e lisura o seu Trabalho como funcionaria concursada da Receita Federal, tudo isso, para acobertar uma guerrilheira ladra e assassina, contumaz em mentiras, a ponto de falsificar seu currículo. Com certeza, se o senhor tivesse agido com aquela desenvoltura no passado, o Delubio, o Zé Dirceu, o Valdomiro, o Zé Paulo Cunha, o Silvinho do Jeep, e outros componentes dos 40, teriam sido condenados, e certamente o Ali Babá não o teria chamado a caverna, para lhe cobrar “ amizade “, e expô-lo ao ridículo.
O que vimos, foi um pato manco ou um boi castrado num curral de touros, gaguejando, abatido, e surpreso com um plenário ás moscas, sem seus liderados, que mostraram o quanto és “ imprescindível “ , tentando justificar o injustificável, e apresentando balelas.
Com dizia Andy Warhol “ todos temos o direito á 15 minutos de glória “, o senhor precisou de 23 minutos pra enterrar seu passado. Que pena que não tivesse continuado como professor de economia, que pena que não tenhas usufruído da bolsa de estudos na Europa, assim, não teríamos presenciado o seu reconhecimento ao afirmar “ desilusão política e frustração por não conseguir resguardar seus princípios “, “ esbarramos no PMDB e na direção do meu Partido ( PT ) “, “ esta não foi nunca a minha posição “. A que ponto o senhor chegou, depois de confessar tanta abnegação política, fica fácil comprovarmos que o Dossiê existiu, e que nós já estávamos na presença de um Marionete.
O senhor citou Tocqueville “O Parlamento existe para preservar as garantias”, é verdade senador, mas a afirmação de Alexis Tocqueville não era para garantir a impunidade dos pilantras, os atos secretos, o nepotismo, nem as mentiras ministeriais, senador, ele falava de garantias do povo. Mas num ponto, a biografia deste pensador francês se parece com a sua agora “ Ele não foi adotado nem pela esquerda nem pela direita, permanecendo suspeito á todos. “ Dessa, nem a Ideli Salva-ti !
Que farsa dizer que o Presidente não o tenha convencido após 5 horas de reunião, e que só o conseguiu com essa carta matinal, mentira, ele o esculhambou, e o senhor capachamente, lhe solicitou este bilhetinho, para justificar tamanha subserviência. É claro que sabemos que ele não consegue se expressar em 5 horas, e que precisaria de 5 dias para escrever aquela carta de 4 parágrafos, nota-se claramente o dedo do Ducci ou do Franklin :  “ Dificuldades e divergências fazem parte de nossa caminhada, mas são menores que ela, “o Presidente tem razão, principalmente quando esta estrada termina no Tesouro Nacional ou na Petrobras; “ É o sacrifício que faz um mundo melhor “, mais uma filosofia do eminente, acadêmico e culto Presidente, e ele está certo, o mundo de vocês está muito melhor, agora existem coberturas, viagens, empregos para os pelegos,nepotismo, participação nos PACs, e etc.
Porque o senhor nos fez perder 23 minutos senador? Seria muito mais fácil imitar seus professores : “ A crise não é minha, é do Senado “, “ Eu não sei quem é esse rapaz “, “ Essa nomeação foi feita pela Roseane “ ( SARNEY ); “ Toda minha fortuna veio da produtividade das minhas vaquinhas “ ( RENAM ) ; Eu não sabia de nada “ ( LULA ) ; “ Eu nunca vi essa mulher “ , “ Cadê sua agenda “ ( DILMA ).
Segundo o senhor “conversei com minha mulher Regina, e com meus filhos Pedro e Mariana, refleti e tomei a decisão de sair, mas...me aconselhei com a Dilma, o Pallocci, o Zé Dirceu, o Berzoine, o João Pedro, a Ideli,o Lula, e até com o Arthur Virgilio, e eles me pediram pra ficar”. Senador, com esses conselheiros, Deus teria feito o Mundo em 2 dias, e consumiria os outros 5 pra cobrar entrada, e Ali Babá não teria procurado mais 31 facínoras pra completar seu bando.
Quem sabe se o senhor tivesse procurado a Senadora Marina, ou o Senador Arns, ou o Senador CRISTÓVÃO, talvez eu não estivesse aqui escrevendo. Talvez eles ao invés de Tocqueville, citassem Immanuel Kant (Crítica da Razão Pura ) “ Quem dispõe da liberdade de poder agir moralmente é alguém tão especial que não existe nada superior a essa pessoa”. “Ele age de tal maneira que o motivo que o levou a agir passa a ser convertido em Lei Universal. “ (KANT)
Quanto ao seu “amigo Bispo lá do Norte “, que afirma que não se pode abandonar o barco ao primeiro sinal de entrada de água, ele está certíssimo, num mar de corrupção os últimos a abandonarem o barco são o Comandante e os ratos, como o Comandante ainda está Lá, fique mais um pouquinho.
Que cena pastelão o seu pedido de desculpas á Regina, ao Pedro e a Mariana, mas o senhor esqueceu os Paulos, os Josés, as Marias, os Carlos, as Sonias, etc. Aos milhões de pessoas, que assim como sua família acreditaram e elegeram a competência moral de um homem, que poderia ser uma alternativa digna pra nossa esperança. Nossa esperança, que havia superado o medo, acabou perdendo pra covardia.
Só espero senador, que os motivos que o levaram a esse débâcle moral, não estejam ligados a etmologia do seu nome: Mercadante, Mercador, Negociante :” Cidadão que através do comércio vende seus serviços e bens, em troca de dinheiros ou benesses “.
Pra finalizar senador, discordo do Joelmir Betting, que o comparou a um boneco ventríloquo : bem vestido, mexe com a boca, emite sons, sentado no colo do “ amigão “, pra mim, o senhor  pareceu um fantoche, apesar de bem vestido,  parecia um “ Trapo “ .
Tadeu Abrahão Fernandes

Imagine um jogador capaz de, nos treinos, pular com uma bola em cada mão e de enterrá-las em seqüência, aproveitando um único salto. Esse pivô, UBIRATAN PEREIRA MACIEL, juntou-se hoje a outros três brasileiros no HALL DA FAMA da Federação Internacional de Basquete (FIBA): AMAURY PASOS, HORTÊNCIA e o técnico TOGO RENAN SOARES.
Falecido em 2002, aos 58 anos, BIRA pertence a tempos vencedores da história do basquete masculino brasileiro, este mesmo que, atualmente, coleciona fiascos e já não emplaca presença em três edições consecutivas de Jogos Olímpicos.
Ao longo de duas décadas vestindo a camisa verde-amarela (na época o uniforme realmente tinha essas duas cores), o canhoto paulistano conquistou a última das três medalhas de bronze olímpicas da seleção, a dos JOGOS DE TÓQUIO-64. Ao lado de HÉLIO RUBENS, CARIOQUINHA, OSCAR e MARCEL, conquistou também a última medalha obtida pelo BRASIL num Mundial, o bronze das FILIPINAS (1978). Antes, com PASOS e WLAMIR MARQUES, foi campeão mundial em 1963 (RIO); PRATA em 1970 (IUGOSLÁVIA) e bronze em 1967 (URUGUAI).

Mais uma mansão foi assaltada ontem à noite (domingo) nos JARDINS. Desta vez, bandidos encapuzados invadiram, com o controle remoto, a casa do empresário ANTÔNIO CARLOS CURIATI, filho do deputado estadual ANTÔNIO SALIM CURIATI, na rua TURQUIA. Houve tiroteio, mas os ladrões conseguiram fugir. Ninguém foi preso. Este é o segundo assalto a residências no bairro, em apenas três dias. Os moradores da região estão apavorados e responsabilizam a PM pela falta de policiamento preventivo nas ruas. Desde 20 de agosto, foram quatro roubos a mansões, um furto e um assalto a pedestre.

Uma adolescente de 15 anos foi espancada, estrangulada e jogada de uma ponte de cerca de 15 metros de altura em MONTE MOR, a 135 km da capital, mas sobreviveu. A garota segurou a respiração e fingiu ter perdido os sentidos, enquanto era estrangulada pelo ex-namorado, o auxiliar de serviços gerais, WILLIAM HÉRCULES DA SILVA, de 18 anos. Ele e seu tio, o motorista ANTÔNIO APARECIDO DA SILVA, de 33 anos, seqüestraram a jovem no sábado à tarde, em INDAIATUBA, a 110 km de São Paulo. Os dois foram presos em flagrante, horas depois, quando estavam em casa.
A jovem foi abordada pela dupla numa praça perto de casa, no bairro JARDIM MORADA DO SOL. ANTÔNIO a puxou pelo braço e a obrigou a ir para o banco traseiro de seu carro, um KADETT branco. Dentro do carro, a jovem passou a ser agredida com socos e puxões de cabelo pelo ex-namorado, que também a estrangulava. O rapaz fazia isso seguindo ordens do tio. O motorista, de acordo com o relato da jovem, parou o carro duas vezes no trajeto. Na primeira, tirou a adolescente do KADETT, a derrubou no chão e lhe deu chutes. Em seguida, a colocou de volta no carro. Após alguns minutos, ANTÔNIO parou novamente, ao lado da ponte sobre o Rio CAPIVARI, na rodovia SP-101, em MONTE MOR, para que ela fosse jogada no rio.
Convencidos de que a garota estava morta, os dois deixaram o local. A menina nadou até as margens, onde se livrou dos tênis e de uma blusa. Depois, foi para a rodovia, onde pediu ajuda a motoristas. Sem sucesso, ela foi até uma via secundária, onde foi socorrida por um homem que a levou para sua chácara, nas imediações, onde ela tomou banho, trocou de roupas e ligou para a mãe, a auxiliar de produção ELISANGELA SANTOS COSTA DE SOUZA, de 28 anos, que acionou a PM. Com lesões nas costas, orelhas e pescoço, a jovem recebeu atendimento médico.

O governo federal estreou hoje o Blog do Planalto (também chamado de Blog do Lula), um novo canal de comunicação com a população. No primeiro dia, o site saiu do ar. Programado para suportar até seis mil acessos simultâneos, recebeu 18 mil e só voltou a operar a tarde. Essa não foi a única surpresa: ao contrário da maioria dos blogs, este não tem um espaço para os internautas se manifestarem.

Um dia depois de oficializar sua filiação ao PV, a senadora MARINA SILVA deu sinais hoje sobre o tom do discurso que poderá adotar numa eventual campanha presidencial, atingindo em cheio o candidato do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Ex-ministra do MEIO AMBIENTE, MARINA apontou um “retrocesso” do governo na área ambiental após seu desligamento do ministério. “Alguns retrocessos aconteceram depois dessa saída. A medida provisória que transferiu 67 milhões de hectares de terras na AMAZÔNIA para particulares quando precisávamos de apenas 7 milhões para atender 80% dos posseiros. Foi algo muito preocupante e, no meu entendimento, um retrocesso”, afirmou a senadora, em entrevista ao PROGRAMA DO JÔ, na REDE GLOBO.

GUGU fez a festa no domingo. A estréia do apresentador na RECORD deu um banho de ibope em SÍLVIO SANTOS e ainda ameaçou a liderança da GLOBO. O PROGRAMA DO GUGU teve o dobro de audiência do PROGRAMA SILVIO SANTOS e empatou com NO LIMITE (GLOBRO) durante 32 minutos, deixando o diretor do reality, J.B. DE OLIVEIRA, bem irritado. O triunfo da RECORD só não foi completo porque CELSO PORTIOLLI e ELIANA, do SBT, deixaram o TUDO É POSSÍVEL, de ANA HICKMANN para trás. GUGU abriu seu novo semanal com o grupo perfomático gringo BLUE MAN no palco e um cenário que esbanjou tecnologia. Depois quadros repaginados do DOMINGO LEGAL (SBT), antiga atração da nova estrela da RECORD, levaram a audiência às alturas: enquanto SÍLVIO SANTOS exibia gincanas e registrava a mísera marca de 8 pontos, GUGU cravava 16.
O bom desempenho chegou a balançar a audiência do FANTÁSTICO, mas o dominical da GLOBO conseguiu se manter na liderança, com 25 pontos.

Os vídeos com imagens da cantora VANUSA tropeçando no HINO NACIONAL viraram o novo hit do YOU TUBE. Até a tarde apenas um deles, postado ontem, já registrava cerca de 15 mil exibições. As imagens foram gravadas em um evento na Assembléia Legislativa de São Paulo em março deste ano. De acordo com o empresário da cantora, WALDEMAR TCHIRICHIAN “ela estava se automedicando contra a labirintite e avisou a produção que não sabia a letra de cor”. Atualmente, a cantora se recupera de uma fratura na clavícula provocada por uma queda.   

A Corregedoria da Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar circunstâncias em que o delegado RUI DIOGO DA SILVA, de 44 anos, do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 4ª Seccional (NORTE), deu dois tiros de pistola 45 no cunhado W.G.G., de 38 anos. A vítima foi internada no Hospital NOSSA SENHORA DA PENHA, na zona leste da capital. O policial é investigado por tentativa de homicídio.
O episódio aconteceu às 14 horas do dia 23 de agosto, na casa da família, no JARDIM PENHA. O delegado contou na corregedoria que após discutir com o cunhado, um servidor público, percebeu que W.G.G. colocou as mãos sob a roupa e pensou que ele estivesse armado. Por isso efetuou os disparos.
A irmã do delegado, uma advogada de 41 anos, usou o próprio carro para levar o marido ao hospital. Segundo a corregedoria, SILVA não ficou preso porque se apresentou espontaneamente no 24º DP (ERMELINO MATARAZZO) e não dificultou as investigações.

O advogado JOSÉ GUILLHERME VILLELA, de 73 anos, que defendeu o ex-presidente FERNANDO COLLOR durante o processo de impeachment, em 1992, foi encontrado morto nesta noite em seu apartamento em BRASÍLIA, na ASA SUL. De acordo com o vice-presidente da Ordem dos Advogados do BRASIL, no DISTRITO FEDERAL, IBANEIS ROCHA, além de VILLELA foram mortas a mulher do advogado e uma empregada doméstica da família. Conforme informações de ROCHA, os corpos foram encontrados por volta das 21 horas. Segundo ele, a polícia, inicialmente, trabalha com a hipótese de homicídio. O vice-presidente da OAB disse que o prédio onde a família residia tem um sistema de segurança controlado por câmeras.
VILLELA era um conceituado advogado em BRASÍLIA. Costumava atuar em tribunais superiores e no Supremo Tribunal Federal. Era amigo de ministros e ex-ministros do STF. Nascido em MANHUAÇU, MINAS GERAIS, VILLELA também foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

Depois das especulações sobre os dois filhos mais velhos de MICHAEL JACKSON, PRINCE, de 12 anos, e PARIS, de 11, agora é a vez da verdadeira paternidade do caçula, PRINCE MICHAEL II, de 7 anos, ser o alvo.
Hoje, o tablóide inglês “THE SUN” publicou que o ator MACAULAY CULKIN é o pai de BLANKET, como o filho mais novo é conhecido CULKIN se tornou mundialmente famoso em 1991, como o astro mirim de “ESQUECERAM DE MIM”. A informação sobre ele ser o pai teria sido revelada ao tablóide por uma fonte não identificada.   

O governo da CALIFÓRNIA calcula que os incêndios que começaram quinta-feira, em LOS ANGELES (dia 27 de agosto), ameaçam mais de 12 mil residências. Segundo o corpo de bombeiros, dois oficiais morreram em um acidente de carro enquanto se locomoviam para combater as chamas na região noroeste. As causas do fogo são investigadas. Pelo menos 18 casas já foram destruídas na região, mas os bombeiros esperam encontrar muitas outras. Cerca de 10 mil residências foram esvaziadas. O governador do Estado, ARNOLD SCHWARZENEGGER, descreveu os incêndios como “ainda totalmente fora de controle”. Cerca de dois mil bombeiros tentam combater o fogo.

Vários incêndios florestais também estão atingindo as regiões norte e centro de PORTUGAL. Cerca de mil bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, auxiliados por aviões. Ainda não foi registrada qualquer morte. As áreas mais atingidas pelo fogo compreendem os distritos do PORTO, VILA REAL, VISEU, COIMBRA e GUARDA.

Além do presidente da COLÔMBIA, ÁLVARO URIBE, o chefe das Forças Armadas, FREDDY PADILLA, dois ministros colombianos e um grupo de funcionários civis e militares têm sintomas da gripe H1N1. URIBE e os ministros da Defesa, GABRIEL SILVA, e do Comércio Exterior, LUÍS GUILLERMO PLATA, cancelaram uma visita a SAN VICENTE DEL CAGUÁN por causa da doença.  

2 010      :       -        TERÇA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO  - CIDADES/METRÓPOLE PÁGINA C3
POLICIAIS SERÃO “FISCAIS” DA PREFEITURA
Pelo teclado soldados podem avisar sobre bares clandestinos, buracos e falta de luz.
A PM vai interligar seu sistema de registro de ocorrências com o da Prefeitura de São Paulo, que recebe os relatórios de infrações administrativas. É por meio deles que as subprefeituras registram reclamações sobre bares clandestinos, falta de luz, buracos, terreno baldio sem muro e perturbação do sossego, entre outras. Com o computador de bordo nas viaturas, os PMs em patrulhamento vão poder avisar a administração municipal, com dois toques no teclado, sobre esses problemas.
Mais do que isso: a queixa encaminhada pelos policiais terá prioridade e será acompanhada das informações criminais do lugar com problema. Por exemplo: ao informar sobre um terreno baldio em uma rua sem iluminação pública, o sistema vai dizer no relatório enviado à Prefeitura se ali ocorreu um estupro ou um roubo e qual a probabilidade – baixa, média ou alta – de outro crime semelhante voltar a ocorrer no lugar. Com os dados do GPS, ele trará a localização exata do problema.
Com isso, os olhos e ouvidos dos mais de 20 mil policiais militares em 4 mil viaturas na cidade de SÃO PAULO funcionarão como auxiliares dos subprefeitos para estabelecer prioridades nas intervenções para a conservação das vias públicas e na conservação.
Atualmente, policiais militares podem fazer relatórios para avisar a Prefeitura sobre problemas. Mas é tudo feito em papel. A informação dada pela PM será então direcionada pela Companhia de Processamento de Dados do Município (PRODAM) para as subprefeituras paulistanas.
A Prefeitura e a Polícia Militar devem anunciar na próxima semana, no dia 9 de setembro, a união de seus sistemas de informações. Os policiais que fizerem a queixa receberão um e-mail com a solução dada para a sua requisição.
Com isso, a polícia espera aumentar a prevenção de crimes atacando ambientes e problemas que facilitam a ação dos bandidos. A idéia do Comando da PM é de fazer acordos semelhantes com outras prefeituras do Estado. 

Comparecem na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por volta das 13 horas, o CAPITÃO PM FABIANO GOMES PEREIRA e CLAUDIONOR CORREIA LEÃO para discutirmos os destinos do Núcleo de SÃO MIGUEL. Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, veio para essa reunião, provocada mais pelo CORONEL PM MENDES, que não comparece e nem telefona para explicar o que está acontecendo com ele. Acreditamos que algo grave impediu a sua presença. CAPITÃO PM GOMES e CLAUDIONOR foram eleitos em abril presidentes do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, respectivamente, em assembléia do núcleo, realizada em abril. Até o presente momento a ata dessa assembléia não é do conhecimento da Sociedade. Ao mesmo tempo a dita assembléia é “viciada” e nula, portanto. Dela participaram pessoas que não são associadas ao MMDC. O CLAUDIONOR, por exemplo, somente pagou a taxa de inscrição em julho de 2009 e mais nada. O CAPITAO PM GOMES está na mesma situação. Eles vieram hoje ao MMDC para encontrarem uma solução para o núcleo que, a rigor, não existe mais. Concordamos em anistiar os associados devedores (apenas um está em dia com as mensalidades – CARLOS ALBERTO PRATA, que seria o tesoureiro do núcleo). Dona Adenéia e seu marido, SARGENTO PM Ref PEREIRA também pagaram até agosto de 2010, mas solicitaram cancelamento como associados. O TENENTE PM NATANAEL, presidente anterior, somente pagou até abril e o CAPITÃO PM ALEXANDRE, ex-presidente do Conselho Deliberativo deve a partir de março. GOMES e CLAUDIONOR assinam nova proposta de inscrição e prometem reunir as pessoas interessadas na continuidade das atividades do núcleo de SÃO MIGUEL. No dia 26 de setembro será comemorado o aniversário do bairro e eles querem a presença do GINO nessa solenidade, como já aconteceu em anos anteriores. Pode ser que o núcleo de SÃO MIGUEL volte a funcionar, mas para isso precisa haver nova assembléia dos associados que vierem acertar suas contas com a Sociedade.
Situação difícil mesmo é a parte financeira do MMDC. Num universo de 288 associados cerca de 129 estão em débito com a Sociedade. O tesoureiro não é atuante e a chegada do fim do ano está atormentando nossa funcionária, porque é ela que faz tudo relacionado à parte financeira. Não deveria ser assim.
MARINEI mostra uma caixa com um capacete e medalhas e broches da senhora EMILIA PACHECO MENDONÇA, que na Revolução de 32 foi técnica em telefonia e rádio. Sua neta, FLÁVIA BICUDO, doou essas peças para o nosso museu e o WANDER, marido da MARINEI, foi buscar essa caixa hoje. Tomo conhecimento de uma lista de sete pessoas que irão receber Medalhas MMDC no 7 de setembro. O CAPITÃO PM ANÍSIO já confeccionou os diplomas, mas até agora não sei nada sobre essa entrega de medalhas. O CORONEL PM MENDES nada me transmitiu por enquanto.

Circula hoje pela última vez a edição impressa do JORNAL DO BRASIL, fundado há 119 anos, no RIO. De agora em diante, o JB terá apenas a versão na Internet, um recurso para superar os problemas financeiros da empresa. O passivo acumulado chega a 800 milhões de reais, em dívidas trabalhistas e fiscais. A crise financeira se agravou na década de 1990 até que, em 2001, a família NASCIMENTO BRITO arrendou a marca JB para a DOCASNET, empresa de NELSON TANURE. No ano passado, outra marca do jornal arrendada pelo empresário, a GAZETA MERCANTIL, também deixou de circular. Na sua página na Internet, o JB – que chegou a tirar 230 mil exemplares aos domingos no fim dos anos 1960 – lista 50 pontos sobre a nova fase do jornal. Num deles, se vangloria de ser o primeiro jornal 100% digital e que “O JORNAL DO BRASIL’ está caminhando para uma nova e melhor fase”. Mas, na Redação, o clima era de luto. Dos 50 jornalistas que trabalham na Casa, só 10 devem ficar na versão digital. A CASA BRASIL, no RIO COMPRIDO, na zona norte, onde funcionava parte do jornal, já está desde hoje com faixa de aluga-se. A Redação da versão digital continuará funcionando no prédio anexo. PEDRO GROSSI, que presidia o jornal, foi contra a decisão de acabar com o jornal em papel. “Não posso avaliar nem fazer juízo sobre a opinião do dono. Ele acha que o tecnológico será mais lucrativo”, lamentou. Segundo GROSSI, o jornal estava com tiragem de 30 mil exemplares (desde 2008, o JB não era auditado pelo Instituto Verificador de Circulação, IVC). O custo mensal para colocar o jornal na banca estava em torno dos 3 milhões, disse ele. “Fico muito triste com o fim do JB, mas torço para que o TANURE consiga dar ao leitor brasileiro um produto de qualidade”. O JORNAL DO BRASIL é responsável por edições memoráveis da história da imprensa brasileira, principalmente no período da ditadura militar. Ficou famosa sua edição de 14 de dezembro de 1968, sobre o AI-5. Para burlar a censura imposta pelos militares, publicou na primeira página uma fictícia previsão do tempo. “Tempo negro. Temperatura sufocante. O país está sendo varrido por fortes ventos Máx:38º em BRASÍLIA. Mín: 5º nas LARANJEIRAS.” Na mesma edição, à direita, uma chamada para uma efeméride: “Ontem foi o DIA DOS CEGOS”. Também ficou famosa a primeira página do dia seguinte ao golpe militar no CHILE, em 1973. Para driblar a censura brasileira que proibia manchetes sobre o episódio, o JB fez uma edição sem títulos garrafais, nem fotos. Na primeira página, com o lugar da manchete em branco, foi publicado um longo texto sobre a morte de SALVADOR ALLENDE, emoldurada apenas pelo serviço de classificados.             

DIÁRIO OFICIAL DE 31 DE AGOSTO DE 2010
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Decretos de 30-8-2010
Dispensando, a partir de 30-8-2010, Alberto Angerami, RG 2.573.153, Delegado de Polícia de Classe Especial, Padrão V, da função de Delegado de Polícia Diretor de Departamento da Delegacia Geral de Polícia Adjunta - DGPAD, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, ficando em consequência, cessada a gratificação de “pro labore” correspondente.
Designando, a partir de 30-8-2010, nos termos do art. 1º, IV, alínea “a”, do Dec.28.649-88, com a redação dada pelo art. 3º do Dec.54.818-2009, o abaixo indicado, Delegado de Polícia de Classe Especial, Padrão V, para exercer a função de Delegado de Polícia Diretor de Departamento, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, fazendo jus a gratificação de “pro labore” de 15% calculada sobre o valor do respectivo padrão de vencimento, de conformidade com o art. 6º, II, da LC 731-93:
Delegacia Geral de Polícia Adjunta - DGPAD: José Maria Coutinho Florenzano, RG 2.449.231, ficando em consequência, dispensado das funções que exerce de Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria do Conselho da Polícia Civil da DGP, e em conseqüência cessado o “pro labore” correspondente.
Na cerimônia em que participa no Parque São Jorge, para receber o título de“Chanceler Honorário do Futebol Brasileiro”, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também recebeu uma homenagem de seu clube do coração, o Corinthians. Com o título de "Torcedor Centenário", Lula recebeu das mãos de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, um passaporte, uma camisa e uma faixa da República Popular do Corinthians, parte da ação de marketing do clube, anunciada no último sábado. - Presidente Lula é o primeiro presidente da República Popular do Corinthians. O Corinthians se compromete com o Brasil - disse Andrés Sanchez, que orientou Lula ao vestir a faixa. A primeira-dama Marisa Letícia também recebeu o passaporte da República Popular do Corinthians. Lula aproveitou a ocasião e brincou dizendo iria adquirir um passaporte para todos seus filhos, já que não os queria como "imigrantes ilegais" da República do Corinthians. Depois, foi a vez de o Clube dos 13 fazer a sua condecoração. Em agradecimento, o presidente explicou porque dá tanto valor ao futebol: - Isso só poderia ser feito por uma equipe de governo e por um presidente que conhece as arquibancadas dos clubes e dos campos de futebol do seu país - afirmou.
Terminou hoje o prazo dado pelo Ministério Público de São Paulo à empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (DERSA) para a regularização da sinalização vertical e horizontal do novo trecho das pistas da MARGINAL TIETÊ. De acordo com a DERSA, a sinalização foi totalmente implantada na via pouco antes do encerramento do prazo.

Documentos da investigação feita pela Corregedoria da Receita Federal revelam que o sigilo fiscal de VERÔNICA SERRA, filha do candidato tucano à Presidência da República, JOSÉ SERRA, foi violado no dia 30 de setembro de 2009. O acesso ocorreu em SANTO ANDRÉ, onde é lotada a funcionária LÚCIA DE FÁTIMA GONÇALVES MILAN, autora da coletada dos dados fiscais. A funcionária entrou no sistema e, segundo os documentos da Corregedoria coletou as declarações de Imposto de Renda dos anos de 2008 e 2009. Hoje à noite a assessoria do Ministério da Fazenda disse que a funcionária LÚCIA MILAN teria um documento provando que o acesso ao IR de VERÔNICA SERRA foi “motivado”. O documento até já teria sido entregue à Corregedoria da Receita Federal. 

Os laudos feitos pela perícia sobre o homicídio da advogada MÉRCIA NAKASHIMA, morta no dia 23 de maio, que foram concluídos e entregues hoje pela manhã ao promotor RODRIGO MERLI, trouxeram mais um complicador ao acusado de executar o crime, o policial militar reformado MIZAEL BISPO. De acordo com o chefe da perícia do caso, RENATO PATTOLI, os laudos mostram que foram encontrados fragmentos de uma alga em um dos dois pares de sapato do ex-namorado da vítima apreendidos pela polícia. São as plantas existentes e características da região da represa de NAZARÉ PAULISTA, onde o corpo e o carro da vítima foram encontrados em junho. Segundo o perito, o vegetal não pode ser encontrado do lado de fora ou em locais profundos da represa, somente na fundura próxima de onde o veículo de MÉRCIA teria sido empurrado para a água.

Com focos de incêndio ainda não controlados em 13 unidades de proteção ambiental do País, a ministra do Meio Ambiente, IZABELLA TEIXEIRA, apontou hoje como a maior perda desta temporada de queimadas a destruição de 90% do Parque Nacional das Emas, em GOIÁS.

Faleceu, aos 81 anos, LUIZ CAVALCANTI PESSOA. Teve de desistir da faculdade de Engenharia para assumir os negócios da família, quando o pai adoeceu. Representante de várias indústrias têxteis no Nordeste, pegou gosto e se tornou um dos maiores nomes do setor no BRASIL. Foi diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, do CIESP e da FIESP – onde permaneceu mesmo depois de se aposentar. No tempo livre, gostava de ir para sua casa em PORTO DE GALINHAS (PE), onde recebia amigos e cuidava do pomar. Em SÃO PAULO também tinha um orquidário e colocava sementes e frutas na janela para os passarinhos, que visitavam sua varanda sempre.

Faleceu ANTÔNIA NAVARRO DE SOUZA DIAS, aos 85 anos. Era professora de corte e costura e tinha a própria escola, a ARARAQUARA. O público era formado principalmente por mulheres que, naquele tempo, tinham máquina de costura, mas não sabiam usar agulha e linha. Então procuravam a “escolinha do bairro”. Na sala de aula, as estudantes usavam papel para fazer modelos e pranchetas, como na arquitetura. Filha de espanhóis, ANTÔNIA aprendeu o ofício em uma escola profissional da época. Apesar de adorar ensinar, ela não gostava de costurar. Até fazia fantasias para os quatro filhos e vestidos para parentes, mas só se o preço das roupas prontas compensasse o esforço. A escola fechou na década de 1970.

Após cerca de três anos fechada, a CASA GUILHERME DE ALMEIDA, museu que preserva a coleção de obras de arte, livros raros, móveis, objetos pessoais e roupa do poeta GUILHERME DE ALMEIDA, integrante da Semana de Arte Moderna de 1922 e autor do poema em homenagem aos combatentes da Revolução de 32 que está no Obelisco do Ibirapuera, reabrirá no dia 16 de outubro, em PERDIZES, zona oeste de SÃO PAULO. Neste período, a Casa foi restaurada e ampliada e recebeu rampas e uma estrutura para um elevador panorâmico que facilita a entrada de portadores de deficiência. O acervo também teve investimentos. As obras de arte, que incluem retratos em grandes telas a óleo de ALMEIDA e da mulher do poeta, BABY DE ALMEIDA, feitos por modernistas como LASAR SEGALL, foram recuperadas. Há ainda uma ilustração da casa feita pelo próprio poeta na década de 1940. Já os cerca de 6 mil títulos da biblioteca, que incluem raridades do século XVIII, foram higienizados e catalogados. “Os pesquisadores e interessados poderão conferir quais são os títulos do arquivo e agendar uma visita para consultar o exemplar”, explica o diretor da CASA GUILHERME DE ALMEIDA, MARCELO TÁPIA. “Há exemplares da primeira edição de títulos como PAULICEIA DESVAIRADA, de MARIO DE ANDRADE, e ALGUMA POESIA, de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, por exemplo, todos com dedicatória ao poeta”, comenta TÁPIA. De acordo com o diretor, todo o procedimento foi feito pela Secretaria do Estado de Cultura. Durante quase três décadas, o poeta e modernista GUILHERME DE ALMEIDA respondeu, por meio de sua arte, à pergunta feita pelos amigos em 1946, quando se mudou para a casa. “Que idéia a sua, morar naquele fim de mundo”, comentavam, referindo-se à escolha dele de residir no sobrado número 187 da Rua MACAPÁ, em PERDIZES, um bairro até então pouco habitado. “O lugar era tão alto e tão sozinho que eu nem precisava erguer os olhos para olhar o céu, nem baixar o pensamento para pensar em mim”, justificou o escritor, em uma composição inspirada no imóvel, que ele chamava de CASA DA COLINA. Freqüentavam o local o escritor OSWALD DE ANDRADE, o escultor VICTOR BRECHERET e as pintoras TARSILA DO AMARAL e ANITA MALFATTI. Depois da morte do poeta, em 1969, sua mulher, BABY DE ALMEIDA, vendeu todo o acervo de livros, obras de arte e objetos pessoais do marido para o Estado, que transformou o imóvel no museu CASA GUILHERME DE ALMEIDA, em 1979, preservando a decoração e os móveis de todos os cômodos. Com a reabertura, os visitantes poderão conferir no terceiro andar da casa a vista que ele tinha de seu escritório. “Era lá que ele compunha e descansava. A construção seguiu o estilo parisiense”, afirma TÁPIA. Na semana passada, a Prefeitura deu o nome de PRAÇA CASA DA COLINA a uma área próxima do imóvel que pertenceu a GUILHERME DE ALMEIDA. Ela fará parte do roteiro de caminhadas do museu.     

Superando todas as expectativas, o torcedor corintiano compareceu em massa para a festa da virada do centenário no VALE DO ANHANGABAÚ, em SÃO PAULO. Segundo a Polícia Militar, mais de 100 mil pessoas estiveram no evento. Os organizadores esperavam 50 mil. E com a presença de grandes ídolos do clube, contaram os minutos até a meia-noite quando a mudança no relógio marcaria o centenário do TIMÃO. RONALDO foi o grande aplaudido da noite na comemoração popular. O FENÔMENO entrou no palco por volta das 22 horas e recebeu o título de cidadão paulistano, concedido pela Câmara Municipal. Ao som da música feita pelo cantor MARCELO D1 em sua homenagem, ele foi apresentado pelo ex-jogador NETO. No telão, imagens de lances e gols do atacante com a camisa do CORINTHIANS. A cada bola na rede que o vídeo mostrava, NETO soltava o grito de gol, chamando a torcida a fazer o mesmo junto com ele. O ex-jogador, aliás, roubou a cena. Com uma camisa modelo retro, preta com listras brancas, igual à usada pelo TIMÃO na conquista do PAULISTA de 1977, que marcou o fim do jejum de títulos, NETO fez de tudo. Comandou os artistas, exaltou ídolos do passado, comandou o público. “AQUI É CORINTHIANS”, gritava. Mas nem tudo foi festa no ANHANGABAÚ. Horas antes do evento, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que uma possível bomba havia sido colocada na região, dentro de uma mochila. Mas o Grupo de Ações Táticas Especiais fez uma varredura no local e detectou que não havia nenhum artefato explosivo. Cerca de 400 homens trabalharam na segurança. Durante o show, um princípio de tumulto ocorreu quando RONALDO apareceu. As pessoas próximas ao palco tentaram invadir um espaço reservado à imprensa, mas foram contidas pela PM. Não houve feridos. A comemoração entrou pela madrugada. O presidente LULA, conselheiro vitalício do CORINTHIANS, foi o grande homenageado na festa no PARQUE SÃO JORGE – que depois se estendeu para o VALE DO ANHANGABAÚ. Ele recebeu do Clube dos 13 o título de chanceler honorário do futebol brasileiro e das mãos do presidente ANDRES SANCHEZ ganhou uma camisa do centenário, com seu nome e o número 13 nas costas, uma carteira comemorativa e um baú banhado a ouro com todos os distintivos da história do CORINTHIANS. Foi “nomeado” também como o primeiro cidadão e o primeiro presidente da “REPÚBLICA POPULAR DO CORINTHIANS”, país fictício criado pelo clube como parte das comemorações do centenário. Ganhou certidão de nascimento e a faixa presidencial. “Saio daqui mais comprometido com o CORINTHIANS, com o passaporte corintiano.” Num discurso de pouco menos de 20 minutos, abordou assuntos gerais sobre o futebol brasileiro. Mas o aguardado pronunciamento oficial sobre a construção do estádio do CORINTHIANS não aconteceu. O evento contou com a presença de personalidades do mundo da bola e da política brasileira. Além de LULA e da primeira-dama MARISA o ministro dos Esportes ORLANDO SILVA e a candidata ao senado MARTA SUPLICY também participaram da festa. Entre os dirigentes estavam JUVENAL JUVÊNCIO, do SÃO PAULO, LUIZ GONZAGA BELLUZZO, do PALMEIRAS, FÁBIO KOFF, do CLUBE DOS 13, ROBERTO HORCADES, do FLUMINENSE, e presidentes de outros grandes clubes brasileiros. A ex-jogadora de basquete HORTÊNCIA, que é corintiana roxa, também marcou presença.

Por pouco NOVAK DJOKOVIC não fez parte da maior zebra do US OPEN. O sérvio passou um grande sufoco para vencer o compatriota VIKTOR TROICKI. No entanto o tenista não suportou o intenso calor e permitiu que o número 3 do ranking virasse a partida. O próximo adversário de DJOKOVIC é o alemão PHILIPP PETZSCHNER, que venceu o checo DUSAN LOJDA. Hoje a sérvia JELENA JANKOVIC também esteve perto de ser eliminada logo na estréia. A adversária era a jovem romena SIMONA HALEP, de 18 anos.      

Foi condenada hoje a um dia de trabalho voluntário por furto em uma loja de cosméticos uma das filhas do ex-prefeito de NOVAYORK RUDOLF GIULIANI. COROLINE, de 21 anos, foi flagrada enquanto furtava produtos em uma loja de cidade que foi administrada por seu pai. RUDOLF fez fama ao implantar em NOVA YORK a “tolerância zero” no combate à criminalidade.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, oficializou hoje a saída das tropas americanas do IRAQUE. “Esta noite, estou anunciando que a missão de combate americana no IRAQUE terminou. A OPERAÇÃO LIBERDADE IRAQUIANA acabou, e o povo iraquiano agora assume a responsabilidade pelas segurança de seu país. Essa foi minha promessa ao povo americano como candidato e esse cargo.” OBAMA falou em rede nacional de TV hoje às 20 horas (21 h em BRASÍLIA). Apesar do fim da missão, os EUA continuarão no país, com 50 mil soldados. “Todos vão partir até o final do próximo ano”, prometeu.

Seis mulheres e dois homens morreram hoje em um ataque com coquetéis molotov contra o bar CASTILLO DEL MAR, em CANCÚN, no MÉXICO. As bombas artesanais que incendiaram o estabelecimento de madeira, situado na região mais popular do balneário, foram lançadas por um grupo armado, que entrou no local por volta da 1 hora. O atentado ocorreu horas após a prisão de um dos narcotraficantes mais procurados do MÉXICO: EDGAR VALDÉZ VILLAREAL, conhecido como “LA BARBIE”, apresentado hoje à Imprensa. A detenção ocorreu em um ótimo momento para o presidente mexicano, FELIPE CALDERÓN, que enfrentava uma onda de violência agravada após a descoberta do massacre de 72 imigrantes pelo cartel LOS ZETAS, na semana passada.

O agricultor venezuelano FRANKLIN BRITO, de 49 anos, morreu na noite de segunda-feira, dia 30, depois de sua oitava greve de fome em protesto contra a expropriação de suas terras. Em carta, a família diz que BRITO foi um “símbolo” para que o povo lute por “liberdade”. A morte ocorre em um período crucial da campanha para as eleições legislativas do dia 26, nas quais o presidente HUGO CHÁVEZ precisa manter a maioria do PARLAMENTO. BRITO morreu no hospital militar de CARACAS, para onde foi levado contra a sua vontade. 

Morreu o ciclista LAURENT FIGNON, aos 50 anos. Nasceu em 12 de agosto de 1960. Campeão da VOLTA DA FRANÇA por duas vezes, em 1983 e 1984, foi também vice-campeão em 1989, e se consagrou como um dos grandes nomes do ciclismo da FRANÇA. Ficou com a segunda colocação por apenas oito segundos, a menor diferença da história para o campeão. Apenas um francês conquistou um título na tradicional competição depois dele. Já são 36 anos sem uma conquista, o que fez crescer o mérito alcançado por FIGNON. Acometido por um câncer, acompanhou o “Tour” de 2009 e de 2010 como comentarista de uma emissora francesa.

2 011     :      -      QUARTA-FEIRA
Cai violenta chuva nesta manhã. Acordo com o barulho da água caindo no novo telhado do meu quarto e fico “preso”, sem poder descer para tomar o café, pois estou sem guarda-chuva. O frio é intenso. O trabalho no computador é penoso. JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está preocupado com seu recadastramento. Hoje é o último dia para fazer isso. Precisa de cópia de seu holerite e isso vamos conseguir através Internet.  
A viagem para SÃO PAULO não é nada boa. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC temos uma novidade. O Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito, morador em SOROCABA, não veio ontem ao CHM e os diplomas das medalhas que serão entregues em SÃO MIGUEL PAULISTA não foram assinados. Telefono ao CORONEL PM MENDES e explico a ele essa situação. O MENDES telefona ao Professor ADILSON e uma outra pessoa irá assinar tais diplomas. O tempo é curto, pois a solenidade está marcada para 4 de setembro.
Comemoramos hoje o DIA DOS ANIVERSARIANTES. Apenas comparecem: AMADO RÚBIO e sua esposa, ALFREDO PIRES, ALENCAR THOMAZ e seu filho, ORIVALDA DIANA (que não fica muito tempo porque tem outro compromisso), HERMANO e um seu amigo (que também saem um pouco depois, a fim de viajarem para TAUBATÉ). Mais tarde chegam: COLOMBO, OLIVEIRA e RAFAEL. ALFREDO PIRES completou 91 anos neste mês e ALENCAR THOMAZ está fazendo hoje 95 anos. HERMANO patrocinou os salgadinhos e o bolo. Apesar do frio, comemoramos a data com bastante calor humano. Muita coisa foi tratada neste encontro e isso é bom para a Sociedade. Sentimos a falta do GINO e sua família, que sempre animaram as nossas festas de aniversário.
Por volta das 17 horas, acompanhado do AMADO RÚBIO e sua esposa, deixo o MMDC, retornando para casa. 

Recebo essas informações do CUSTÓDIO PEREIRA, via Internet; Custodio Pereira31 de agosto de 2011 20:12
CARANDIRU
(para você mesmo julgar)
Você sabia que para poder julgar alguém ou mesmo uma situação é necessário que se conheça
a fundo as condições e o andamento do processo?
Você sabia que lá nos "autos do processo" tem o depoimento de um dos presos onde afirma que: "Nós preparamos uma emboscada para a Tropa de Choque" ?
Você sabia que os jurados que julgaram o Coronel Ubiratan da primeira vez concluíram que ele agiu no "Estrito Cumprimento do Dever" e mesmo assim ele foi condenado?
Você sabia que se a Tropa de Choque não interviesse e os amotinados se matassem entre si, eles teriam que responder na justiça por não terem cumprido o seu dever?
Você sabia que nos "autos do processo" está a declaração de um perito que à época afirmou que: "Caso a Tropa de Choque não tivesse invadido o pavilhão 9, provavelmente a maioria dos presos ou em sua totalidade poderia morrer pelo fogo ou asfixiados" ?
Você sabia que naquele pavilhão 9 estavam quase 2200 (dois mil e duzentos) presos e que quando a Tropa de Choque estava chegando ao terceiro andar (andar onde ocorreu a confusão), já tinham mortos pelas escadarias, além de óleo e sangue para os policiais escorregarem?
Você sabia que o Cel Ubiratan não deu um tiro sequer e muito menos ordenou à sua tropa que matassem alguém? Que o que aconteceu foi uma fatalidade?
Você sabia que o Cel Ubiratan, ainda nas escadas abrindo caminho para os bombeiros, foi atingido pela explosão de um botijão de gás, motivo pelo qual foi imediatamente tirado dali e conduzido ao pronto-socorro?
Você sabia que na primeira barricada montada pelos presos na entrada do pavilhão já tinha um dos presos degolado pendurado de cabeça para baixo?
Você sabia que em mais barricadas os policiais se depararam com presos já totalmente mutilados pelos demais. As fotos estão nos autos!
Você sabia que os presos tinham armas de fogo, estiletes, barras de ferro, facas?
Você sabia que para fazer o filme do Carandiru , Hector Babenco não fez qualquer consulta ou mesmo contato com nenhum dos policiais e muito menos com o Cel Ubiratan? Que este filme que tanto mexeu com a opinião pública foi baseado somente no depoimento de presos? Que na verdade ali tinha mais ficção do que realidade?
Você sabia que as verdades que coloco aqui não são veiculadas pela grande mídia porque os interesses pela proteção dos criminosos no Brasil são muito maiores? Que a inversão de valores está tomando espaço cada vez mais do nosso dia-a-dia e na maioria das vezes não nos damos conta disso?
Todas as informações aqui contidas fazem parte dos "autos do processo" do Coronel Ubiratan Guimarães, que por muitos anos foi acusado pelo que ficou conhecido como "Massacre do Carandiru". São informações públicas e então no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Praça da Sé, à disposição de todos aqueles que tiverem dúvidas sobre o que ocorreu de verdade. E foi nestes autos que os 24 Desembargadores se basearam para inocentar o acusado. E a Justiça foi feita!

Prezado Cel VENTURA
saudações revolucionárias! É BIAJONE, como esta o senhor? escrevo para o senhor para levar ao vosso conhecimento e apreciação o novo modelo que proponho de logotipo para a nossa Sociedade de 32 (sociedade32.jpg) e modelo de logotipo para núcleos de nossa Sociedade.
Se o senhor me autorizar, eu gostaria de utilizar o modelo de logotipo para núcleos de nossa Sociedade que fiz para o nosso nucleo de itapetininga.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Agosto 31, 2011
CARÍSSIMO BIAJONE
ÓTIMA IDÉIA. ESTÁ APROVADO.
Como estão passando os nossos "velhinhos" (SEO NHOVÁ e TRINDADE) com todo esse frio?
Você tem tido contato com eles? Estou preocupado.
Chegaram os currículos para a confecção dos diplomas das medalhas que serão entregues no dia 3 de outubro.
Essa solenidade está sendo divulgada? Seria interessante colocar no convite que se trata do 79º Aniversário da Cessação das Hostilidades da Revolução Constitucionalista de 1932. 

CARISSIMO CEL VENTURA
Tudo por aqui anda bem, incluindo com os nossos veteranissimos, apesar do frio que se intercala com o calor incessantemente. Segue anexo as placas que serão utilizadas no monumento do dia 3 para vosso conhecimento e apreciação.
Já atualizei o portal MMDC ITAPETININGA com ambos os novos logotipos e encaminhei para Camila email contendo o novo logotipo para a sociedade de 32.
Enorme abraço ao senhor e no contato
BIAJONE
   
O Botafogo confirmou sua excelente fase no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Palmeiras por 3 a 1, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Engenhão. O resultado fez o time de General Severiano que continua invicto no seu estádio na atual competição,chegar aos 37 pontos e agora ocupa a terceira posição na tabela de classificação. O Palmeiras que atuou desfalcado de jogadores importantes como Kléber, Valdívia e Luan está na sexta colocação com 32 pontos ganhos.

Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com em 31/08/2011
31/08 - Em memória dos heróis da democracia
31 de agosto de 2011
VAlte(Ref )Sergio Tasso Vásquez de Aquino
Por iniciativa dos Clubes Naval, Militar e da Aeronáutica, “na semana em que se comemora o Dia do Soldado”, foi celebrada missa “em memória dos 119 militares e civis que perderam a sua vida em defesa da democracia entre os anos de 1964 e 1974, por atos de grupos terroristas”, na Igreja da Santa Cruz dos Militares, no dia 24 de agosto, às 1100 horas, conforme constava do convite publicado na imprensa e dirigido a todos “os associados dos Clubes e parentes e amigos das vítimas”.(...)
31/08 - Direitos humanos, governo mundial e Forças Armadas
31 de agosto de 2011
Osmar José de Barros Ribeiro - 29/08/2011
 Nos dias que correm, não pairam dúvidas quanto ao fato de que os “direitos humanos” vêm sendo universalmente manipulados pelos esquerdistas de todos os matizes e por aqueles que, à sorrelfa, os financiam. Surgidos na década de 1980 como instrumentos de ação política, os referidos direitos são, desde a sua origem, alimentados pelos reais centros de poder mundial.(...)
31/08 - Comissão da verdade, em setembro
31 de agosto de 2011
Congresso deve aprovar a Comissão da Verdade em setembro
Expectativa, segundo Celso Amorim, é que o texto enviado por Lula seja aprovado sem alterações
 GUSTAVO URIBE - Agência Estado - 31/08/2011
O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta terça-feira, 30, que acredita que o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade será votado no Congresso em setembro. Ele ressaltou que chegou a hora de "virar a página" sobre o tema.(...)
31/08 - Dinheiro é bom e eles gostam...
31 de agosto de 2011
Uma nova comissão da anistia
Marcelo da Fonseca - O Estado de Minas
Antigas pendências envolvendo direito de ressarcimento para vítimas da repressão militar retornam à pauta da Câmara dos Deputados na semana que vem, quando os parlamentares da Comissão Especial das Leis de Anistia voltam a discutir questões que se arrastam há mais de uma década. O grupo que foi reinstalado ontem no Congresso terá de se posicionar, além dos casos de pessoas prejudicadas durante o regime militar, sobre pedidos de anistia dos funcionários da Petrobras e dos Correios punidos por participação em greves no final da década de 1990 e trabalhadores demitidos irregularmente no governo de Fernando Collor (1990-1992).(...)

Em meio à pressão do governo para que reduzisse os juros, o Banco Central alegou ter havido “substancial deterioração” do quadro global nas últimas semanas e decidiu interromper o ciclo de alta iniciado em janeiro. O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BC determinou a redução da taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 12% ao ano, por cinco votos a dois. É a primeira queda desde julho de 2009. Em um longo comunicado, os diretores do Banco Central justificaram que a economia global deverá continuar em ritmo lento por “um período de tempo maior do que o antecipado”. A presidente DILMA ROUSSEFF comemorou à noite a redução do juro, mas o governo nega que tenha exercido pressão sobre o BC. O ex-presidente do BC, CARLOS LANGONI, diz que a decisão ousada põe em jogo a credibilidade do Banco Central.

A Procuradoria da República do AMAPÁ denunciou 21 pessoas pelo desvio de 4 milhões de reais em convênios do Ministério do Turismo. Entre os denunciados estão dois ex-secretários executivos do Ministério, FREDERICO SILVA COSTA e MÁRIO MOYSÉS, e COLBERT MARTINS, afastado do cargo de secretário nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo. Os três chegaram a ser presos pela OPERAÇÃO VOUCHER, da Polícia Federal, em 9 de agosto.

O CORINTHIANS ganhou uma trégua da crise e vai passar seu aniversário de 101 anos, comemorados amanhã, em paz – com a torcida e consigo mesmo. Mas esse reencontro com a vitória foi dramático, tortuoso e épico. Os chutões, as divididas e a catimba para garantir um 3 a 2 diante do GRÊMIO com dois homens a menos ficarão na memória de quem esteve nesta noite no PACAEMBU – e não foram poucos, mais de 15 mil pagantes numa noite fria e num horário complicado para se chegar ao estádio (o jogo começou às 18 horas). Todo esse esforço – do time e da torcida – valeu. A liderança do Brasileiro, agora com 40 pontos, está mantida. E os principais rivais passaram a ser nessa ordem: VASCO (38), BOTAFOGO (37) e FLAMENGO (36). É o CORINTHIANS contra o RIO.
FILIPÃO não tinha dúvida: se o PALMEIRAS ganhasse do BOTAFOGO, entraria na disputa do título brasileiro. Empolgada com a vitória sobre o CORINTHIANS, por 2 a 1, no domingo, a torcida sonhou com dias melhores. Mas hoje veio mais uma decepção: a equipe alviverde voltou a oscilar, jogou mal e perdeu por 3 a 1, no ENGENHÃO. Com o resultado, os cariocas assumiram o terceiro lugar, com 37 pontos e os palmeirenses permanecem em sexto, com 32 pontos.
O FLAMENGO entrou para a disputa da 20ª rodada com a esperança de vencer o AVAÍ, na RESSACADA, passar o CORINTHIANS na classificação e assumir a ponta do Campeonato Brasileiro. Nada disso ocorreu nesta noite. O time da GAVEA foi derrotado pelo time catarinense, por 3 a 2, e ainda viu o rival paulista vencer o GRÊMIO e abrir quatro pontos de vantagem. Pior: caiu para o quarto lugar na classificação, superado por VASCO e BOTAFOGO.
A aposta do SÃO PAULO de retomar a força como mandante esbarrou em mais uma atuação apática no MORUMBI. Com vaias a ADILSON BATISTA, o time chegou a cinco rodadas sem vitória no Campeonato Brasileiro ao perder por 2 a 1 para o FLUMINENSE.
O INTERNACIONAL apresentou para a torcida, minutos antes do jogo com o SANTOS, o gladiador MINOTAURO, uma das estrelas do último UFC, no RIO. Inspirado no violento lutador, a equipe gaúcha aplicou um nocaute no primeiro assalto. Mas os santistas reagiram e, nos últimos quinze minutos, enfileiraram três gols seguidos para empatar: 3 a 3. Futebol não é só luta, ensinam NEYMAR e companhia.

O técnico do VASCO, RICARDO GOMES, já responde a estímulos. Hoje pela manhã, começou a ser retirada a medicação que o mantinha sedado e em coma induzido. Ele reagiu bem. Movimentou braços e pernas, principalmente no lado esquerdo. A expectativa dos médicos é de que o treinador se recupere plenamente, e não tenha seqüelas motoras duradouras. RICARDO GOMES está internado desde domingo à noite, dia 28 de agosto, no Hospital PASTEUR, no MÉIER, zona norte do RIO, depois de sofrer uma Acidente Vascular Encefálico (AVE) durante o segundo tempo do clássico entre VASCO e FLAMENGO, no ENGENHÃO. O técnico tem quadro estável, com sinais vitais normais.

O jornalista JOSÉ MEIRELLES PASSOS correu o mundo em busca da notícia nos últimos 40 anos. MEIRELLES visitou mais de 40 países acompanhando de perto guerras, conflitos e invasões. Seu trabalho investigativo e contundente foi reconhecido em diversos prêmios, entre eles o ESSO e o HERZOG. Foi correspondente da revista ‘VEJA”, na ARGENTINA, e do jornal “O GLOBO”, nos EUA. “Bom jornalista, bom caráter, amigo dos amigos, discreto e sereno”, recorda-se o escritor RICARDO SETTI, amigo do jornalista há quase 30 anos. MEIRELLES lutava contra um câncer desde o ano passado, mas morreu hoje no RIO DE JANEIRO. Nasceu em 1949.

A melodia inconfundível e os versos apaixonados da música “BEIJINHO DOCE” na voz das irmãs CASTRO embalaram gerações e gerações de corações enamorados. A dupla surgiu em BAURU nos anos 1940 e ganhou projeção nacional com a canção gravada em 1945. Na época, a canção foi um sucesso imediato. As irmãs LOURDES AMARAL e MARIA DE JESUS tocaram em quase todas as rádios de SÃO PAULO e do RIO DE JANEIRO. No início da carreira, a dupla chegou a cantar em inglês, mas logo se rendeu ao sertanejo de raiz. De acordo com o historiador LUCIANO DIAS PIRES, no auge do sucesso, a dupla chegou a ganhar 150 cruzeiros por mês. “Uma quantia muito alta, digna de celebridades”, disse. Décadas depois, a canção imortalizada pela dupla ganhou destaque na trama da novela “A FAVORITA”, da Rede GLOBO, pois foi interpretada pela dupla FAÍSCA e ESPOLETA (PATRÍCIA PILLAR e CLÁUDIA RAIA). Além de “BEIJINHO DOCE”, as irmãs CASTRO também gravaram o sucesso “PELEJO PARA TE DEIXAR”. LOURDES AMARAL e a irmã dissolveram a dupla em 1985, pondo fim ao primeiro duo feminino a gravar música sertaneja no país. No entanto, LOURDES nunca se afastou dos palcos. Com o marido J. CARDOSO, montou uma equipe de shows sertanejos em JARINU. A prefeita da cidade, FÁTIMA LORENCINI, era uma fã da cantora. “Ela sempre enalteceu os valores culturais da nossa cidade”, disse a prefeita. LOURDES AMARAL tinha problema cardíaco e, segundo a prefeita de JARINU, morreu vítima de um infarto agudo do miocárdio, aos 83 anos de idade. Nasceu em 1928. A cantora deixa marido, filhos, amigos e fãs.  

Com quase quatro anos de atraso, a primeira fase da LINHA 4 – AMARELA do Metrô será entregue no dia 15 de setembro. Essa foi a data anunciada hoje pelo governo estadual para a inauguração das duas estações restantes: LUZ e REPÚBLICA. A ampliação do horário de funcionamento até a meia noite, porém, não tem previsão para acontecer – apesar de ter sido prometida anteriormente. Atualmente a LINHA 4 – AMARELA funciona apenas em dias de semana, das 4:40 horas às 21 horas. O trecho é considerado um dos mais importantes das linhas já existentes, pois será uma alternativa de baldeação às já superlotadas Estações PARAISO e SÉ, que devem passar a receber 20% menos passageiros assim que o horário for ampliado. Isso vai acontecer porque, com a entrega completa da primeira fase, será possível ir diretamente da Estação CONSOLAÇAO (LINHA 2 – VERDE) para a REPUBLICA (LINHA 3 – VERMELHA) ou para a LUZ (LINHA 1 –AZUL), sem precisar dar a volta pelas Estações PARAÍSO e SE. Além disso, o ramal poderá ser usado como alternativa ao corredor de ônibus que passa pelas Avenidas REBOUÇAS e CONSOLAÇÃO, um dos mais lentos da rede paulistana. Com a inauguração das novas estações e a ampliação do horário, a previsão do Metrô é de que o número de passageiros que utilizam diariamente a LINHA 4 – AMARELA quase quadruplique – passando gradativamente de 190 mil para 700 mil ao longo de alguns meses. As Estações LUZ e REPUBLICA somam-se agora às outras quatro estações já inauguradas da LINHA 4 – AMARELA: PAULISTA, FARIA LIMA, PINHEIROS e BUTANTÃ, que passa a ter 9 km de extensão. A segunda fase do ramal, com cinco novas paradas: HIGIENÓPOLIS/MACKENZIE, OSCAR FREIRE, FRADIQUE COUTINHO, SÃO PAULO/MORUMBI e VILA SÔNIA – está prometida para 2014. Também está previsto o início das obras para a extensão até TABOÃO DA SERRA.           
Inaugurado hoje, o Módulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS, não será uma solução provisória. É o que dizem a Secretaria de Aviação Civil e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) sobre o terminal, chamado de “puxadinho” e com capacidade para receber 1,2 mil passageiros por hora. ‘O nome está errado. Esse terminal continuará servindo CUMBICA por um bom tempo’, disse o presidente da INFRAERO, GUSTAVO DO VALLE. O módulo foi construído para ampliar a capacidade do aeroporto, que tem estrutura para receber 20,5 milhões de pessoas e já recebe 30% mais que isso. 

Descendente de espanhóis, o paulistano CARLOS ALBERTO HERNANDEZ se formou em Direito. Ele passou boa parte da carreira atuando como advogado e entre 1983 e 1984 chegou a ser vice-presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo). CARLOS só ingressou na magistratura em 1992, atendendo ao quinto constitucional, que prevê que 20% dos assentos existentes nos tribunais sejam ocupados por advogados e promotores. De 1999 a 2001, quando se aposentou, HERNANDEZ foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Aos 80 anos, o desembargador morreu hoje, na capital. Ele deixa a viúva DEOLINDA HELENA HERNANDEZ. CARLOS nasceu em 1931.

Emissários de pelo menos 60 países discutirão amanhã em PARIS a nova página da história da LÍBIA, o status do Conselho Nacional de Transição (CNT) e como organizar a reconstrução Líbia. Ao mesmo tempo, governos disputam contratos para o fornecimento de produtos e serviços para a LÍBIA pós-KADAFI e a influência sobre o novo regime de TRÍPOLI. Parte do dinheiro nas contas congeladas do ditador está sendo usada para fechar contratos justamente com os governos que lideraram a ofensiva do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Convocada pela FRANÇA, a reunião deverá formalizar a liberação de quase 5 bilhões de dólares em ativos de KADAFI, os quais agora serão destinados à “reconstrução” da LÍBIA.
A chegada de KADAFI ao poder, em 1º de setembro de 1969, completa amanhã 42 anos, e há receios em TRÍPOLI de que pessoas leais a ele possam atacar. Apoiados por peças de artilharia e tanques, os rebeldes cercam SIRTE, a 400 km a leste de TRÍPOLI, mas dizem preferir uma saída negociada. ALI TARHOUNI, vice-primeiro-ministro do governo de transição, estima que os rebeldes devam levar uma semana para tomar SIRTE se não houver rendição. Centenas de pessoas se reuniram na PRAÇA DOS MÁRTIRES para a oração do EID EL-FITR, que celebra o fim do RAMADÃ, o mês islâmico do jejum diurno.

2 012      :        -       SEXTA-FEIRA
Faço um esboço do que iremos tratar logo mais na reunião do Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
No MMDC, quando chego, encontro o AMADO RÚBIO. Ele vem tratar de detalhes da nossa participação amanhã na ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, onde faremos uma breve palestra sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Por incrível coincidência o Diretor Fundador da ABRELA, Doutor ACARY SOUZA BULLE OLIVEIRA, foi quem encaminhou o sogro da MARINEI para o Hospital SÃO PAULO. Ela quer levar o WANDER nessa nossa ida até o LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO, amanhã, na Rua dos Açores, 310 A. O pai do WANDER foi levado para casa ontem e a família deverá cuidar dele com uma série de cuidados.
MARINEI já aprontou alguns ofícios de outorga da Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o dia 2 de outubro, principalmente para as indicações dos comandos das Forças Armadas. O AMADO já começará a fazer a entrega desses ofícios. MARINEI preocupa-se nesta tarde com os boletos das trimestralidades que deverão ser encaminhados para os nossos associados. Almoço com COLOMBO e ele irá me ajudar nesta tarde porque estou reunido com os presidentes do CONSELHO DELIBERATIVO, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA e CONSELHO FISCAL, FERNANDO DAVID. Discutimos como pontos principais: Campanha dos 500 Associados Novos para o MMDC; criação dos Núcleos de Correspondência; Eventos que ainda teremos neste ano e a situação financeira. CORONEL PM PAES DE LIRA ainda acredita que poderíamos receber uma subvenção governamental, através da Secretaria da Cultura. Vamos marcar uma audiência com o responsável pela Pasta.
São quase 16 horas quando encerramos a reunião. COLOMBO está me esperando para acertar as contas do que ele fez nesta tarde. Uma delas é ter buscado um terno que comprei ontem.
Pego um trânsito ruim para voltar a GUARULHOS, principalmente na VIA DUTRA.

O policiamento nas ruas de São Paulo conta, a partir de hoje, com reforço de mais 2.069 policiais militares, que foram remanejados de funções administrativas de diversos batalhões da capital e do interior. A medida fa parte do projeto de reestruturação da PM, que visa, até o final do ano, colocar sete mil homens na segurança da população. A mudança no policiamento foi divulgada pelo governador GERALDO ALCKMIN em solenidade no PARQUE VILLA-LOBOS, na zona oeste da capital. Na ocasião, o governador anunciou também a conclusão de licitação para compra de 1.680 viaturas, com economia de 12 milhões de reais. “O preço inicial era 89 milhões e o Estado comprou por 77 milhões de reais”, comemorou. Na mesma licitação foram adquiridos 35.748 coletes à prova de balas por 14,2 milhões de reais e 1.071 motos por 17 milhões de reais. O secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, afirmou que a intenção é reduzir também o número de PMs nas assessorias militares da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa.

Um dos tios de THIAGO JÚNIOR DA SILVA, jovem de 16 anos morto com um tiro no pescoço, foi ameaçado por policiais militares do 31º Batalhão de Polícia Militar de GUARULHOS no dia 18 de março de 2011, dia em que o corpo do adolescente foi localizado. O depoimento da vítima da ameaça, cuja identidade é preservada por questões de segurança, consta no inquérito policial que apura o assassinato. O Ministério Público e a Polícia Civil de GUARULHOS apontam os soldados PAULO HENRIQUE BASTOS, EDILSON LUÍS DE OLIVEIRA, EDNINALDO ALVES DA SILVA e FÁBIO HENRIQUE DA SILVA como autores do assassinato de THIAGO. Os quatro suspeitos tiveram a prisão temporária decretada, mas obtiveram hábeas corpus graças a um pedido do TENENTE-CORONEL PM ANTONIO DE MELLO BELLUCCI. Uma das alegações do oficial foi a suposta declaração de ELIANA DA SILVA, mãe de THIAGO, a vendedora que afirma nunca ter entrado em um quartel da PM para depor sobre o caso.   

WELLINGTON DE PAULA PEREIRA, 21 anos, foi preso em flagrante por roubar, seqüestrar e estuprar a advogada G.M.G., 33 anos, hoje pela madrugada. Ela está grávida de cinco meses. O delegado JOSÉ MATALLO NETO, titular do 30º DP (TATUAPÉ), contou que a mulher estava em uma farmácia na Avenida PAULO FACCINI, em GUARULHOS, quando foi abordada pelo criminoso. Quando entrou no veículo, ele desistiu de roubá-la e levou a advogada até um motel na Avenida CORONEL SEZEFREDO FAGUNDES, região do TREMEMBÉ, zona norte. Casada e grávida do segundo filho, ela passou mal e o estuprador a socorreu. No Hospital SÃO LUIZ, zona leste, ele foi preso.

A vendedora CASSIANA CONCEIÇÃO ROCHA, de 30 anos, foi presa hoje após confirmar ser a autora da morte do marido, o Policial Militar ALLAN CARELLI de 31 anos, que estava desaparecido desde o ultimo dia 16, em VÁRZEA PAULISTA. O corpo do PM foi encontrado hoje pela madrugada na Estrada SERRA DO MURSA, parcialmente carbonizado e em fase de decomposição. CASSIANA teria ateado fogo no marido ainda vivo, após tê-lo dopado com sonífero. Ela alega que fez isso por conta das diversas agressões que sofria. O crime foi premeditado pela autora, pois ela esteve no local uma semana antes de executá-lo. Em depoimento à polícia, a mulher falou que conseguiu o remédio com uma pessoa conhecida e na noite do dia 15 colocou o sonífero na comida e bebida do marido. Depois, CASSIANA levou ALLAN para a estrada e o matou.

ROGÉRIO SILVA tinha a esperança de ao menos dar trabalho a NOVAK DJOKOVIC na segunda rodada do ABERTO DOS ESTADOS UNIDOS, mas não conseguiu. O atual campeão do torneio não teve a menor dificuldade para despachá-lo por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/1 e 6/2. Em nenhum momento ROGÉRIO incomodou o sérvio, tanto que não teve nenhuma oportunidade de quebrar o serviço do adversário. E, evidentemente, DJOKOVIC ficou satisfeito por ter chegado à terceira rodada sem ter gasto muita energia. Na noite, o norte-americano ANDY RODDICK conseguiu adiar sua aposentadoria por pelo menos mais alguns dias ao derrotar o australiano BERNARD TOMIC por 3 sets a 0. No torneio feminino, MARIA SHARAPOVA fez mais um treino de luxo, desta vez contra a norte-americana MALLORY BURDETTE, que perdeu por 6/1 e 6/1. SAMANTHA STOSUR, a atual campeã, derrotou outra norte-americana, VARVARA LEPCHENKO.

A Olimpíada de LONDRES foi a última competição da carreira de DAIANE DOS SANTOS, que anunciou hoje a sua decisão. A ginasta pretendia fazer a despedida no Campeonato Brasileiro, neste fim de semana, mas uma lesão no joelho esquerdo a impediu de cumprir esse objetivo – ela se submeterá a uma cirurgia na terça-feira, dia 3 de setembro. Uma dos maiores nomes da história da ginástica brasileira, DAIANE tornou-se a primeira atleta do País a ganhar um título mundial nessa modalidade em 2003, quando levou o ouro no solo em ANAHEIM, nos ESTADOS UNIDOS. A gaúcha, que teve a carreira muito prejudicada pelas lesões, deixa a ginástica com a frustração de nunca ter ganho uma medalha olímpica – nos Jogos de ATENAS, em 2004, ela era favorita, mas errou em sua apresentação. Em LONDRES, já longe da melhor forma, DAIANE não conseguiu disputar nenhuma final.

A morte da princesa DIANA, mãe dos príncipes WILLIAM e HARRY, herdeiros do trono britânico, completou quinze anos hoje. LADY DI morreu em 1997 num acidente de carro em PARIS. O motorista do veículo em que ela e seu namorado, DODY FAYED, estavam perdeu o controle e bateu quando fugia de fotógrafos. O memorial construído próximo ao local recebeu hoje visitantes que levaram flores. As suspeitas de envolvimento da família real na morte de DIANA nunca foram comprovadas.

O ex-premiê da ITÁLIA SÍLVIO BERLUSCONI levou hoje uma queda em um parque da VILLA CERTOSA, sua residência na SARDENHA, machucando o ombro e o pulso. “Fizemos uma limpeza na área onde havia escoriações e fizemos um curativo. Não foi nada de grave”, explicou o fisioterapeuta GIORGIO PURICELLI, do MILAN, clube de futebol do qual o empresário é o dono. PURICELLI disse que ele caiu enquanto praticava exercícios. BERLUSCONI tem a preferência dentro de seu partido, POVO DA LIBERDADE (PDL), para concorrer ao cargo de premiê em 2013.

O fundador do WIKILEAKS, JULIAN ASSANGE, acredita que deve aguardar até um ano por um acordo que o permita sair da Embaixada do EQUADOR em LONDRES. O australiano espera que a Justiça da SUÉCIA desista de acusá-lo de crimes sexuais. Ele está na representação de QUITO há dois meses para não ser extraditado. O EQUADOR – que lhe concedeu asilo – espera fechar acordo garantindo que ele não será enviado da SUÉCIA aos EUA, onde pode ser processado por espionagem, crime que prevê pena de morte.       

O ex-fuzileiro naval TERENCE TYLER, 23 anos, foi identificado como o autor do tiroteio que deixou três mortos no supermercado PATHMARK em NOVA JERSEY, hoje de manhã. TYLER trabalhava no local havia duas semanas. Os funcionários se preparavam para abrir a loja quando TYLER atirou em duas pessoas em setores separados da loja antes de suicidar-se. As vítimas foram identificadas como CRISTINA LO BRUTTO, de 18 anos, e BRYAN BREEN, de 24 anos. O ex-fuzileiro disparou pelo menos 16 vezes. TYLER serviu a Marinha de março de 2008 a fevereiro de 2010.

A Embaixada do BRASIL em TEL AVIV estuda planos de assistência à comunidade brasileira em ISRAEL, caso haja uma guerra na região. As declarações do governo sobre um eventual ataque às instalações nucleares do IRÃ preocupam a Embaixada brasileira. Em entrevista à BBC BRASIL, o cônsul ROBERTO PARENTE disse que é preciso se preparar.
O Cardeal e Arcebispo Emérito de MILÃO, CARLO MARIA MARTINI, de 85 anos, morreu nesta sexta-feira em conseqüência de MAL DE PARKINSON. Ele figurou entre os “papabili” (favoritos) no conclave de 2005 que elegeu JOSEPH RATZINGER como papa. Antes disso, em 1996, o nome dele havia sido cogitado como substituto de JOÃO PAULO II, quando o papa foi vítima de uma apendicite. O cardeal manteve uma ação comedida dentro da Igreja Católica em favor de uma instituição mais aberta e de diálogo com o mundo. CARLO MARTINI nasceu no dia 15 de fevereiro de 1927, em ORBASSANO, na região de PIEMONTE, no norte da ITÁLIA. Em 25 de setembro de 1944 ingressou na COMPANHIA DE JESUS e, no dia 13 de julho de 1952, foi ordenado sacerdote em CHIERI, TURIM. O PAPA PAULO VI o nomeou como reitor do Instituto Bíblico, onde permaneceu até 1978. Em seguida, coordenou a Universidade Pontifícia Gregoriana, em ROMA, instituição fundada por SANTO INÁCIO DE LOYOLA. No final de 1979, JOÃO PAULO II o nomeou arcebispo de MILÃO, a maior diocese da EUROPA, a qual ele dirigiu durante 22 anos. Dentre as suas iniciativas mais importantes destacam-se a introdução, na arquidiocese, da Escola da Palavra, para fazer com que os leigos se aproximassem da Bíblia e a Cátedra. DAQUELES QUE NÃO CREEM, que promoveu uma série de encontros dirigidos a pessoas em busca da verdade. Após um longo período na TERRA SANTA, retornou à ITÁLIA em 2008, para cuidar de sua saúde. O cardeal era especialista em línguas antigas. Conhecia aramaico, acádio, grego, latim e hebraico. Falava fluentemente inglês, alemão, francês, português, grego moderno e árabe, além do italiano, sua língua materna. MARTINI recebeu o prêmio PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS em CIÊNCIAS SOCIAIS no dia 27 de outubro de 2000. Ele também era um dos protagonistas do livro “31 JESUITES ES CONFESSEN” (“31 JESUÍTAS SE CONFESSAM”), publicado em 2003 e escrito por VALENTÍ GÓMEZ e JOSEP MARÍA BENITEZ, que reflete o pensamento e a vida de alguns integrantes daquela ordem por meio de entrevistas realizadas ao longo de dez anos. Em entrevista ao jornal “CORRIERE DELLA SERA”, o cardeal chegou a questionar a evolução da SANTA SÉ. “A Igreja Católica está 200 anos atrás dos tempos atuais. Por que ela não se mexe? De que eles têm medo? Medo em vez de coragem?”, perguntou.       


 Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com em 31/08/2012
31 de agosto de 2012
Carlos Chagas - Tibuna da Imprensa - 31/08/2012
Depois de todos os elogios ao Supremo Tribunal Federal, aberta que está a avenida para a condenação da maioria dos mensaleiros, surge o primeiro buraco no asfalto. Ironicamente, coube ao caminhão do ministro Cezar Peluso diminuir a marcha, ele que até prisão determinou para os primeiros cinco réus. Porque ao fixar a pena para o deputado João Paulo Cunha, Marcos Valério, Henrique Pizzolato e dois penduricalhos, o mestre parou nos seis anos.

 
31 de agosto de 2012
João Paulo Cunha pode perder o direito ao regime semiaberto e cumprir pena em penitenciária comum.
Carlos Newton - Tribuna da Imprensa
Como o ministro César Peluso se aposenta segunda-feira, não podendo mais participar do julgamento do mensalão, ele antecipou suas sugestões de pena para os casos que julgou. Com isso, ele evitou possíveis questionamentos das defesas, no sentido de ter condenado sem estabelecer as penas, o que poderia ser considerada uma sentença incompleta.

 
31 de agosto de 2012


Por Nelson Motta - O Estado de S.Paulo - 31/08/2012
Os doadores estão cabreiros e tirando o deles da reta, os tesoureiros das campanhas, à beira de um ataque de nervos: as caixas 1 e 2 estão à míngua. O primeiro mensaleiro não só foi condenado como recebeu histórica descompostura dos ministros Cezar Peluso e Celso de Mello, como um delinquente com a marca da indignidade e o estigma da desonestidade.
Independentemente de condenações ou absolvições individuais, é um grande avanço para a democracia o Supremo Tribunal Federal firmar jurisprudência sobre a criminalização do uso político do caixa 2 - sejam quais forem os meios e os fins - e começar a acabar com um dos mais nefastos e antidemocráticos vícios da política brasileira, lastreado no cinismo do "todos fazem" e na promiscuidade com os doadores.
texto completo
 
31 de agosto de 2012


Negociação com guerrilha é aposta de risco na Colômbia
 Por Fabio Murakawa | De São Paulo - 31/08/2012
A iniciativa do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de abrir negociações com a principal guerrilha do país, anunciada nesta semana, marca a ruptura definitiva com o seu antecessor, Álvaro Uribe, de quem foi ministro da Defesa, e dá início ao seu esforço para se reeleger em 2014. Para nalistas ouvidos pelo Valor, trata-se de uma aposta arriscada.
Na última terça-feira, Santos anunciou o início de conversas com objetivo de encerrar o conflito armado com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
 
31 de agosto de 2012


Justiça abre primeira ação penal contra torturadores
Valor - 31/08/2012

.
O coronel Sebastião Curió Rodrigues de Moura e o major Lício Augusto Maciel, ambos da reserva do Exército brasileiro, se tornaram ontem os primeiros réus na Justiça brasileira por crimes cometidos durante a ditadura militar. A juíza Nair Pimenta de Castro, da 2ª Vara Federal em Marabá, no Pará, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e abriu a ação penal contra ambos. Eles são acusados de sequestro de militantes durante a repressão à guerrilha do Araguaia na década de 70 e até hoje desaparecidos.


2 013    :   -    SÁBADO
Uma data para tentar o reequilíbrio das forças. Houve um certo desgaste com os eventos da semana que está se encerrando. Com isso minhas memórias estão atrasadas em quatro dias. Procuro, neste sábado, colocar tudo em ordem. Mas não é fácil.
O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO publica na coluna “NOSSA OPINIÃO” – UM TAPA NA SUA CARA.
Ainda de ressaca pelo espetáculo deprimente da última quarta-feira e desconfortáveis diante da reação negativa que se espalhou pelo país logo após a proclamação do resultado, alguns parlamentares começam a se movimentar para anular a infame votação que manteve o mandato do deputado NATAN DONADON (ex-PMDB), e AMAURI TEIXEIRA (PT-BA) já encaminharam pedido nesse sentido à mesa diretora da Câmara. O motivo chega a ser cômico se não fosse um autêntico deboche. Até DONADON votou na sessão que decidia sobre o seu mandato, o que fere o regimento interno da Casa. O fato é que toda essa história é de dar nojo e expõe o que a classe política tem de pior: o corporativismo barato, que protege uns e outros, num exercício de compadrio que insulta os homens de bem deste país. A decisão da Câmara de salvar o mandato de um deputado que chegou ao Congresso de camburão, preso e algemado, julgado e condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de cadeia pelo desvio de 8,4 milhões de reais por meio de fraudes em contratos de publicidade, é um tapa na cara da sociedade. E um recado insuspeito de que a Câmara não está nem aí para a voz das ruas, que tem se esgoelado em todo o país erguendo bandeiras por um BRASIL melhor – o que inclui mais justiça social, mais transparência e mais dignidade.

A bronca do presidente PAULO NOBRE após a eliminação do PALMEIRAS na COPA DO BRASIL funcionou pela metade. Hoje, contra o CEARÁ, o ataque do PALMEIRAS criou ótimas jogadas. Na defesa, porém, nada funcionou. No fim das contas, o empate por 2 a 2 foi um resultado justo no CASTELÃO. Agora, na próxima rodada, o time de GILSON KLEINA enfrenta a vice-líder CHAPECOENSE, terça-feira, dia 3 de setembro, no PACAEMBU. O duelo vale o título simbólico do primeiro turno da Série B.
Faltando apenas 14 dias para completar 100 anos, o torcedor palmeirense JUVENAL SALDANHA ALMEIDA ganhou um presente especial. Ontem, ele visitou o hotel onde o time permaneceu concentrado, em FORTALEZA. “Foi o maior prazer do mundo. Estou no fim da vida e agora consegui realizar esse sonho antigo”, comentou o quase centenário JUVENAL. Durante a visita, JUVENAL ganhou uma camisa com o número 100, tirou fotos ao lado dos jogadores e exaltou o meia VALDÍVIA. “Os cabras gostam de derrubá-lo porque você é bom demais. E eu comemoro muito quando eles são expulsos após bater em você”, disse ele ao MAGO.

Efetivado no cargo, o técnico CLAUDINEI OLIVEIRA tem a defesa montada. O goleiro não recebe o crédito que merece pelas suas boas atuações. Talvez por causa do aparente excesso de gordura. O treinador montou sistema de marcação eficiente, possui meia que chega com força ao ataque e os laterais chega com força ao ataque e os laterais não comprometem. Não é timaço. Mas também não é uma baba. O futuro do SANTOS no BRASILEIRÃO depende, basicamente, do que o ataque produz. Quando funciona, como aconteceu hoje, a chance de vencer é razoável. A vítima foi o FLUMINENSE, no MARACANÃ. O Alvinegro fez 2 a 0. Poderia ter anotado mais, se tivesse mais capricho. Já são seis jogos de invencibilidade no BRASILEIRÃO. O problema é que, pela escassez de gols, o SANTOS acabou empatando quatro dessas partidas.

A PORTUGUESA voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Hoje, no CANINDÉ, a LUSA bateu o BAHIA por 4 a 2. Com o resultado, o time de GUTO FERREIRA ganhou duas posições na tabela de classificação e assumiu a 17ª colocação – o SÃO PAULO é o 19º. Já o ATLETICO PARANAENSE, mesmo jogando fora de casa, não encontrou dificuldades para golear o NÁUTICO, por 4 a 1. Com o resultado, o FURACÃO subiu para a terceira colocação. O GRÊMIO conquistou a quinta vitória seguida no torneio e assumiu a segunda colocação. Em PORTO ALEGRE, o time gaúcho derrotou a PONTE PRETA, por 1 a 0.

O BRASIL encerrou hoje sua melhor participação em Mundiais de judô na fase individual da competição conquistando mais duas medalhas de prata na edição do RIO DE JANEIRO. Amanhã, começa a disputa por equipes. No total, os brasileiros colocaram no peito seis medalhas, incluindo o ouro faturado por RAFAELA SILVA na categoria até 57 quilos. O melhor desempenho do país até então havia sido no MUNDIAL DE PARIS, na FRANÇA, em 2011, quando o país ganhou seis medalhas, porém, nenhuma de ouro – foram três pratas e três bronzes. As últimas conquistas de hoje, contudo, vieram com certo sabor de derrota, pois RAFAEL SILVA perdeu para o agora hexacampeão do mundo, o francês TEDDY RINER, na categoria acima de 100 quilos e se contentou com a prata – a única medalha do BRASIL entre os homens nesta edição. A outra prata do BRASIL veio hoje com MARIA SUELEN ALTHEMAN, que não conseguiu superar a cubana IDALYS ORTIZ, atual campeã olímpica, na final da categoria acima de 78 quilos. Somadas as duas pratas de hoje, além do ouro de RAFAELA SILVA, o BRASIL festejou também as conquistas dos bronzes de SARAH MENEZES (até 48 quilos) e MAYRA AGUIAR (até 78 quilos).

Nesta tarde, centenas de pessoas – em sua maioria mulheres – invadiram a Avenida PAULISTA em uma passeata em prol dos direitos femininos. Os manifestantes se reuniram no vão livre do MASP e seguiram em caminhada até a PRAÇA DA REPÚBLICA, no centro. O protesto foi batizado de “FEMINISMO EM MARCHA PARA MUDAR O MUNDO” e marca o encerramento do Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizado no Memorial da América Latina.


O designer ANDRÉ STOLARSKI, de 43 anos, morreu na madrugada deste sábado em razão de complicações de um tratamento contra o câncer. Ele fazia parte do programa de mestrado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi curador da exposição de design gráfico “SUSTENTABILIDADE: E EU COM ISSO?”, da Bienal Brasileira de Design 2010, e da exposição “ALEXANDRE WOLLNER: CARTAZES”, vencedora do Prêmio APCA. Era coordenador de comunicação da Fundação Bienal de SÃO PAULO, onde liderou o projeto visual da 29ª Bienal. Como membro do conselho editorial da coleção de design da editora COSAC NAIFY, traduziu os livros “Elementos do Estilo Tipográfico”, “Pensar com Tipos” e ‘o ABC da BAUHAUS”, além de ter realizado um documentário sobre a obra de ALEXANDRE WOLLNER. Ele também dirigiu a área de design do Museu de Arte Moderna do RIO e deu aulas da UERJ e na ESPEMRJ. Em 2002, associou-se à TECNOPOP, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais. Desde 2010, SOLARSKI foi diagnosticado com câncer. Era casado com a geógrafa FLÁVIA TRIMM e não deixa filhos.  

O ex-presidente da VASP, WÁGNER CANHEDO, foi preso hoje pela Polícia Civil em BRASÍLIA. Ele foi condenado pela Justiça de SANTA CATARINA por sonegação fiscal. A pena é de quatro anos, cinco meses e dez dias em regime semiaberto. O empresário, de 77 anos, foi preso em casa, no início da manhã. Ele se mostrou surpreso com a detenção e informou que a medida teria relação com a companhia aérea. “Não conhecemos o processo, é de FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, divida de ICMS da VASP e nós estamos atrás para ver que processo é esse e a maneira como foi feito. Por isso, estou tomando providências cabíveis. Não reconhecemos essa dívida porque temos crédito para receber de ICMS em todos os estados do BRASIL, todas as companhias aéreas têm ICMS para receber”, disse CANHEDO ao GI. Inicialmente, o empresário, que não possui ensino superior, ficará detido na carceragem da delegacia e depois será transferido para o Centro de Progressão Penitenciária. CANHEDO era dono da VASP, que teve falência decretada pela Justiça paulista em 2008. Estimativas sobe a dívida da aérea oscilam entre R%3,5 bilhões e R$5 bilhões.

O presidente da BOLÍVIA, EVO MORALES, disse hoje, depois de ter se reunido na véspera com a presidente DILMA ROUSSEFF, que está superado o incidente diplomático com o BRASIL por conta do episódio envolvendo o senador boliviano ROGER PINTO MOLINA. “Companheiros e companheiras, ninguém vai nos dividir, ninguém vai nos confrontar”, disse MORALES. Opositor de MORALES, MOLINA responde a 22 processos e, em um deles, foi condenado a um ano de prisão. Depois de passar 14 meses refugiado na Embaixada do BRASIL, MOLINA fugiu de LA PAZ com a ajuda do diplomata brasileiro EDUARDO SABÓIA.

BARACK OBAMA, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, afirmou hoje que decidiu atacar o governo da SÍRIA em resposta à morte de 1,4 mil sírios, incluindo 426 crianças, devido à ação de armas químicas. OBAMA, no entanto, salientou que vai buscar a aprovação do congresso norte-americano antes de dar início à ofensiva militar.
“Decidi que os ESTADOS UNIDOS devem tomar ações militares contra o regime sírio”, disse OBAMA, durante pronunciamento na CASA BRANCA, em WASHINGTON. “As ações serão limitadas e estamos preparados para atacar quando quisermos”, disse o presidente norte-americano. OBAMA está convencido de que o governo de BASHAR AL-ASSAD, o presidente da SÍRIA, é responsável pelo ataque com armas químicas que matou centenas de civis no dia 21 de agosto. BARACK OBAMA dispõe de amplos poderes legais para iniciar uma ação militar, mas enfrenta a pressão de congressistas que questionam as intenções do presidente em relação à SÍRIA. Muitos parlamentares, sobretudo os republicanos , da oposição, questionam o custo e o impacto das potencias ataques. A Câmara dos Deputados vai avaliar a ação militar contra a SÍRIA na semana de 9 de setembro.


O Tribunal do Júri da Justiça Federal em BELO HORIZONTE (MG) condenou hoje três acusados de participação na chacina de UNAÍ. As penas somadas excedem os 200 anos. ERINALDO DE VASCONCELOS SILVA, conhecido como JÚNIOR, foi condenado a 76 anos e 20  dias de reclusão. O início do cumprimento da pena dos réus, que já estavam presos, será em regime fechado. Ainda vão a julgamento outros cinco acusados. A chacina ocorreu em UNAÍ (MG) em 2004. Morreram os auditores fiscais NELSON JOSÉ DA SILVA, JOÃO BATISTA SOARES LAGE, ERATÓSTENES DE ALMEIDA GONSALVES e o motorista AILTON PEREIRA DE OLIVEIRA.            

O mutirão carcerário que o CNJ realiza no CEARÁ desde 7 de agosto, flagrou um homem de aproximadamente 80 anos preso irregularmente. Ele está na cadeia desde a década de 1960. O detento, cujos nomes, idade e o motivo de prisão não foram revelados, recebeu alvará de soltura em 1989, quando a pena foi extinta pela Justiça. Outros cinco presos estariam em situação semelhante.

2 014       :       -      DOMINGO
Ontem, no aniversário dos 100 anos do CAPITÃO PM Ref BENEDITO MONTEIRO, combatente de 1932, encontramos o TENENTE PM Ref MARTINHO MONTEIRO, que entrou comigo para servir à antiga FORÇA PÚBLICA. Em 1958 fomos companheiros na Escola de Recrutas do antigo CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO (hoje APMBB). Depois de transcorridos 56 anos, fomos nos encontrar e relembrar de episódios que vivemos naquela época.
Hoje, ao atualizar o dia 31 de agosto, vou relembrar cinquenta anos atrás, onde fazia a mudança da casa da RUA ALBERTINA para a RUA DO CÓRREGO 61-FUNDOS. Naquela casa que pertencia ao TENENTE EUCLIDES,  do Exército, morei durante todo o meu tempo de aluno-oficial e mesmo depois da declaração à ASPIRANTE A OFICIAL. Com muita saudade relembro também de muita coisa acontecida naqueles tempos.
Com isso, sou obrigado a reconhecer que se passaram mais de 50 anos e que agora, com 77 anos de idade, sempre é uma alegria regressar ao passado. E isso está sendo proporcionado, principalmente, através de minhas memórias, que começaram a ser escritas em julho de 1950.

No jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO leio uma reportagem de ULISSES DE OLIVEIRA - AMOR BANDIDO - VOCÊ NÃO VALE NADA. Especialistas explicam as razões que levam mulheres a se interessarem, e até casarem na cadeia, com criminosos, como ROGER ABDELMASSIH.
O que leva uma mulher de família rica, com um ótimo emprego e salário de mais de 20 mil reais a se casar com um homem condenado por estuprar 37 mulheres? LARISSA MARIA SACCO, de 37 anos, é ex-procuradora da República e teve um casal de filhos gêmeos com o ex-médico ROGER ABDELMASSIH, 70, que abusava de suas pacientes - ele recorreu da decisão da Justiça.
O que leva mulheres a mandarem cartas de amor a um motoboy condenado por estupro e assassinato e, pelo menos, seis vítimas? FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, conhecido como o MANÍACO DO PARQUE, recebia mais de mil correspondências na cadeia e casou no presídio com uma de suas admiradoras.
A criminóloga e escritora ILANA CASOY, o escritor GILMAR RODRIGUES, o psiquiatra DANIEL BARROS tecem seus comentários sobre o assunto. GLÓRIA PEREZ vai discutir assunto em série de TV: "É uma coisa que sempre me intrigou". "DUPLA IDENTIDADE" traz o envolvimento de uma mulher com um serial killer e tem estreia agendada na GLOBO no dia 19.
O suspense psicológico, que faz tanto sucesso nas séries internacionais, finalmente vai ganhar espaço na dramaturgia brasileira. "DUPLA IDENTIDADE", uma série de televisão com 13 capítulos, estreia no dia 19 de setembro, na GLOBO, e vai trazer ao público os personagens tradicionais do gênero: serial killer e caçadores de mentes.
GLORIA PERES cita casos famosos como a noiva de CHARLES MANSON, americano condenado à prisão perpétua por assassinatos em série nos anos 1960. "Ela nem era nascida quando MANSON foi preso", lembra.  "E o baixista da banda SLADE, DAVE GLOVER, que se envolveu com aquela serial killer assustadora, a ROSE WEST?", destaca. A autora também compartilha da tese na qual, em comum às pessoas que fazem essas escolhas, existe uma baixa autoestima. "Outro aspecto é a vocação missionária: acreditam ser capazes de recuperar o criminoso, mas sempre acaba mal para elas".     

Face às ofensas que sofri por parte de um oficial da PMESP, que se mostra desequilibrado emocionalmente, passando uma mensagem para dezenas de pessoas ligadas à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na última sexta-feira, dia 29 de agosto, resolvo postar o seguinte em meu blog e facebook:

domingo, 31 de agosto de 2014

INSUBORDINAÇÃO DE UM JOVEM OFICIAL CONTRA A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

No dia 29 de agosto de 2014 foi encaminhada mensagem a dezenas de pessoas ligadas à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por um jovem oficial da PMESP que, em crise de paranóia, ataca violentamente o Presidente da Sociedade, solicitando demissão e cometendo atos de difamação, injúria e calúnia.
Ainda que gravíssima a atitude do mesmo, considera-se que pode ter tido um ataque de nervosismo ou qualquer outro desarranjo mental, e dá-se o prazo até segunda-feira, para sua retratação para todas as pessoas que mandou a infeliz mensagem. Caso demonstre a continuidade de suas ofensas à Sociedade, aos núcleos da mesma, aos agraciados com nossas medalhas e, e principalmente em seu ato de indisciplina ao Presidente, o fato será levado ao conhecimento, primeiramente do Exmº Senhor Comandante Geral da PMESP e, depois, se for o caso, da Delegacia competente.  
 VENTURA    
trata-se de uma chance dada ao desequilibrado tenente de se retratar das besteiras cometidas, antes que tenha de tomar atitudes drásticas contra o mesmo.

São Paulo, 31 de Agosto de 2014

À Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

Por meio do presente, apresento retratação relativa ao email enviado em 29AGO14, destacando que a questão anteriormente informada quanto a venda de medalhas pela Sociedade apenas se deu em razão do email enviado abaixo em data anterior pela própria Associação:
Em 2012-10-17 16:56, MMDC escreveu:
Prezados (as) associados (as).
Dia 11 de outubro de 2012, em reunião do Conselho do Colar da Vitória, foram condecorados com essa honraria, a mais nova da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, os membros do Conselho.
Decidiu-se nessa reunião que o Colar da Vitória, em princípio, serão entregues aos associados do MMDC que:
 1 - Estejam quites para com os cofres da Sociedade;
 2 - Participem do Almoço da Vitória, em 7 de dezembro de 2012, com adesão de R$ 250,00;
 3 - Serão entregues apenas 32 colares em 7 de dezembro;
 O Almoço da Vitória será realizado na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo - AOMESP, Rua Tabatinguera, 278 ao meio-dia de 7 de dezembro de 2012.
Após o almoço os 32 associados selecionados receberão o Colar da Vitória na Sede da Sociedade.
Para a seleção dos 32 primeiros associados a serem condecorados no dia 7 de dezembro adotou-se o critério da manifestação por escrito (internet) e pagamento de R$ 250,00 até 09 de novembro de 2012, bem como a entrega do curriculo para confecção do diploma.
Caso o associado queira trazer convidados para o almoço a adesão será de R$ 50,00 por pessoa.
 MARIO FONSECA VENTURA
Coronel PM - Presidente
 Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Rua Anita Garibaldi, 25
Centro - SP - CEP 01018-020
11 3105-8541
 Como informado pela própria Sociedade em email enviado a mim em 29AGO14, a entidade em nenhuma hipótese comercializa medalhas.  Por esta razão, deixo aqui consignadas minhas escusas pelo erro na interpretação do supracitado email e também por declinar tal situação, em face à Sociedade, bem como à sua diretoria executiva, reiterando a retratação do conteúdo do email anterior, o qual segue a todos os destinatários anteriormente enviados.
Entretanto, mantenho minha decisão quanto à saída dos quadros da Sociedade Veteranos de 32, por motivos pessoais, solicitando o envio dos boletos em aberto para pagamento, solicitando que eventual resposta deste e outras mensagens a serem enviadas, sejam remetidas com cópia para o correio eletrônico: josefilho@policiamilitar.sp.gov.br
Atenciosamente,
José Gomes de Araújo Filho
Caro JOSÉ GOMES
Você cometeu um ato de indisciplina gravíssimo contra a minha pessoa.
Exijo que você venha pessoalmente conversar comigo, para dirimir quaisquer duvidas, no dia 1º de setembro - 15 horas - pois tenho recebido dezenas de e-mails aconselhando a tomar sérias providências contra a sua pessoa, face cometimento de atitudes que não podem acontecer na nossa PMESP.
Ao fazer suas acusações, que foram postadas na internet, a nossa Corporação sofre um tremendo abalo, pois entre os agraciados com nossas medalhas estão inúmeros oficiais e praças, além de outras autoridades de alto escalão.
Acredito que você teve um problema nervoso ou qualquer coisa que o valha, pois isso não é normal acontecer a um oficial, pondo em risco a sua própria carreira. Você é muito novo, tem um futuro risonho pela frente e comete um ato de insubordinação a um velho coronel, de 77 anos, em seus últimos anos
de vida, dedicados a uma missão nobre, voluntária, de cuidar de uma Sociedade que esteve às portas de fechar. Acusa indevidamente os nossos núcleos, às pessoas ligadas à administração da Sociedade, sem pensar em consequências mais sérias que podem acontecer no decurso da vida. 
Além do mais acredito que a maçonaria não ensina cometimento grosseiro contra quaisquer pessoas.
Você comparecendo à Sociedade no dia e hora marcado evitará a não aceitação de sua retratação perante a mim. Fui duramente atingido pelo seu infeliz desabafo.
Não deveria nunca ter acontecido. Mas, neste final de semana, principalmente em TAUBATÉ, onde estive visitando o veteraníssimo CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, que completou 100 anos, em dependência de nossa Associação de Oficiais  Militares do Estado, recebi o merecido conforto pelo seu ataque violento e o apoio necessário que estava faltando até então. 
Prometo não publicar em minhas memórias esta mensagem que estou lhe passando, mas, repito, preciso de sua presença amanhã, no horário marcado, para evitar outras consequências. Somente assim poderei aceitar sua retratação perante a minha pessoa.   

O ARISTIDES coloca no facebook as imagens tiradas por ele em TREMEMBÉ:
Aniversário Veterano Capitão PM Benedito Monteiro 100 ANOS
De Antonio Carlos Aristides
30 fotos
Estivemos prestigiando o aniversário do veterano de 32 Capitão PM Benedito Monteiro 100 anos impressionante está muiiito bem, faz trabalhos manuais com madeira e músico super simpático, autor de livro que ganhei uma dedicatória. Aproveitamos e fizemos uma reunião com integrantes do Nucleo MMDC Cruzeiro e MMDC Taubate e conhecemos uma exposição sob 32
Os corintianos gostariam de comemorar o aniversário de 104 anos do clube, amanhã, com mais três pontos na bagagem. Não conseguiram. Em um jogo equilibrado, o TIMÃO, mesmo atuando diante de sua torcida - que, novamente, compareceu com excelente número no ITAQUERÃO - ficou no empate por 1 a 1 com o FLUMINENSE. Pelo menos o pontinho de presente garantiu a permanência no G4, à frente, justamente, do rival carioca.
Nem tanto pelo ataque, nem tanto pela defesa. No empate entre SÃO PAULO e FIGUEIRENSE por 1 a 1, os principais personagens foram os goleiros. Com gol de ROGÉRIO CENI, o TRICOLOR arrancou a igualdade, depois de TIAGO VOLPI ter feito milagres na meta dos catarinenses. Com o tento de hoje, o arqueiro tricolor chegou a 119 gols na carreira, igualando-se a PEDRO ROCHA como 12º maior artilheiro da história do clube. Apesar da reação no fim, o SÃO PAULO perdeu a vice-liderança. Com 33 pontos, foi ultrapassado pelo INTERNACIONAL (34) e agora é o terceiro.
Há duas rodadas, o técnico OSWALDO DE OLIVEIRA chegou a sonhar com o SANTOS dentro do G4 ao fim do primeiro turno do BRASILEIRO. Porém, parece que só tem um jeito de isso acontecer: jogar todas as partidas dentro da VILA BELMIRO. Fora de casa, o PEIXE é um fiasco e, hoje, sofreu a sua quinta derrota seguida como visitante. Desta vez o SANTOS caiu diante do BOTAFOGO, no MARACANÃ, por 1 a 0.

BRUNO DE MENDONÇA NEVES, de 20 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante assalto ao seu carro, em CIDADE TIRADENTES, na zona leste. O latrocínio ocorreu por volta das 6:20 horas de hoje na Rua ALEXANDRE DAVIDENKO. A vítima morreu no local. Os bandidos levaram o veículo, um AGILE verde.

A erupção do vulcão BARDARBUNGA, o maior da ISLÂNDIA, levou hoje o governo local a declarar alerta vermelho, que indica máxima gravidade, impedindo qualquer avião de sobrevoar a região, por conta da alta coluna de fumaça e cinzas que se ergueu no céu. A Defesa Civil da ISLÂNDIA, no entanto, salientou que nenhum aeroporto chegou a ser fechado nem houve prejuizos a qualquer voo. No fim do dia, o alerta foi reduzido para laranja, mais brando, já que o BARDARBUNGA tinha deixado de expelir as cinzas.

2 015    :    -   SEGUNDA-FEIRA
O Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 não funciona às segundas-feiras. No entanto, combinara com o vereador TONINHO PAIVA um encontro com ele e com uma emissora de TV uma entrevista acerca da Revolução de 32. MARINEI CHALUB vem me buscar no horário combinado - 8:30 horas. Trânsito muito ruim. Vamos chegar no Obelisco justamente às 10 horas. Encontramos o PM GUEDES de serviço e ninguém mais.
MARINEI liga para a NORMA, da assessoria do TONINHO PAIVA, e é informada que a entrevista foi cancelada. Enfrentamos um trânsito caótico, numa segunda-feira onde o Obelisco permanece fechado para nada.
Vamos então ao Corpo de Bombeiros. Temos uma procuração para ser entregue ao CORONEL PM DUARTE e a MARINEI precisa renovar o seu cartão de estacionamento que venceu ontem.
No sexto andar, conversamos com o CORONEL PM KLÉBER DANÚBIO ALENCAR e MAJOR PM LIMA. Tudo é resolvido ali. MARINEI retorna para GUARULHOS e eu vou para um encontro com COLOMBO e ALEMÃO no grill da Praça JOÃO MENDES. Temos muita coisa para discutir durante um almoço. Eles me comunicam que FERREIRA está há três semanas na BAHIA, em missão de reconhecimento. Visita agora LIVRAMENTO.
Passo pelo FUNDABOM (antiga sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC). Ali ainda me mandam correspondência. Hoje recebo o RELATÓRIO ANUAL 2014 DA REGIÃO ESCOTEIRA DE SÃO PAULO, cujo ofício está assinado pelo THIAGO SAMPAIO (Secretário Regional - Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo).
Mais tarde vou participar de uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, sobre a coordenação da Professora EDIMARA DE LIMA. O HELIODORO traz uma reportagem publicada no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, com o título "BERÇO DO BAIRRO, PARÓQUIA ABRIGA RELÍQUIA". Igreja de SÃO GERALDO guarda há 73 anos o sino da INDEPENDÊNCIA, que tem 18 quilos de ouro em sua liga.
Antes da construção da capela, lugar era usado para a criação de perdizes, atividade que deu nome à região (reportagem de EDUARDO ANIZELLI para FOLHA PRESS).
Uma igreja imponente e de arquitetura elegante, quase imperceptível no burburinho do trânsito ao final do MINHOCÃO, é o berço de PERDIZES.
No final do século 19, foi erguida ali uma pequena capela para receber os moradores rurais da região, então ocupada por chácaras, algumas delas dedicadas à criação de perdizes, o que batizou o lugar. Em 1914, foi fundada a paróquia de SÃO GERALDO e, em 1932, a igreja atual.
Além do valor arquitetônico e da riqueza de um conjunto de 60 vitrais que iluminam o interior da construção, o prédio guarda no alto de sua torre de quase 40 metros uma relíquia: o sino da independência.
A peça, de 2,2 toneladas de chumbo, e 18 quilos de ouro em sua liga, badalou para celebrar a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, em 7 de setembro de 1822. ela ocupou inicialmente a antiga CATEDRAL DA SÉ. Depois, passou pelo MOSTEIRO DA LUZ até chegar à PARÓQUIA SÃO GERALDO DAS PERDIZES, em 1942.
Lá, toca todos os dias para anunciar as celebrações do Padre JOSÉ AUGUSTO BRASIL.
"Já celebrei casamento e depois batizei filhos e netos de gente aqui do bairro", diz. "Quando cheguei, a região era bem tranquila. Hoje, o movimento nos arredores cresceu muito, mas temos conseguido manter certa tranquilidade aqui dentro".
"Certa tranquilidade", sublinha o pároco, porque o aumento da violência em SÃO PAULO escalou a torre da igreja. Doze anos atrás, ladrões, atraídos pelo material de confecção do sino, subiram os quase 40 metros até a torre da Igreja e furtaram o badalo, que pesava 60 quilos e não era feito de ouro. Nenhum suspeito foi preso ou identificado.
Para outra moradora, a aposentada CONCEIÇÃO DE QUADROS PACHECO, 84, a região é boa para se viver.
"PERDIZES é muito agradável. Sempre gostei de caminhar e conversar com os amigos na rua", diz. Seu maior lamento foi a chegada do MINHOCÃO, que consumiu a praça que havia em frente à Igreja até a década de 1970.
Antes de mudar-se para lá, dona CONCEIÇÃO viveu por dez anos ao lado de outro prédio que tem a cara do local, a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
O crescimento de PERDIZES se deu com a instalação de indústrias como a SANTA MARINA e MATARAZZO.
O despachante NORMANDO FERREIRA nasceu e vive na região há 77 anos. O pai dele trabalhou nas INDÚSTRIAS MATARAZZO. De tão apaixonado pelo local, FERREIRA plantou a seringueira que virou símbolo da região - a planta está na PRAÇA MARREY JÚNIOR.
"Quando eu a plantei, tinha 17 anos. Foi na época das obras do córrego SUMARÉ".
EDIMARA lê a correspondência recebida, principalmente da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP e da Associação Comercial de CAMPINHAS, que falam sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Poucas pessoas comparecem hoje nessa reunião: BEATRIZ, JORGE, HELIODORO, REZENDE e duas pessoas que vêm pela primeira vez. Uma delas é ALESSANDRA, também da Distrital Norte.
FRANCES DE AZEVEDO está com um Projeto de Poesia pela Paz do Conselho Cívico e Cultural da ACSP: Escolas Públicas Municipais, Estaduais e Faculdades. A Cultura da Paz tem como objetivo Elevar a Auto-Estima, Resgate da Alma, Busca da Essência Verdadeira e Conscientização da Cidadania. No programa: 1) -  Exercícios Iniciais: frases poéticas. 2) Poesia Livre. Poema Moderno (não se ater às normas/formas rígidas) - 3) Tema. PAZ; 4) Premiação de cinco poemas em cada Escola (Com outorga de Certificados de Livros de Poesia); 5) Outorga do MARCO DA PAZ às Escolas Participantes; 6) Eventual elaboração de Coletânea/Patrocinador/Lançamento/Distribuição.
Digressões diversas: Entendo que há que se buscar, lá no fundinho do ser humano, aquele algo mais, aquela pequena partícula, aquela centelha de vida, que se chama "minha alma" (fibra mais sutil). Nesta reside toda a essência, ou melhor, a verdadeira essência do ser humano, do CIDADÃO!
Como encontrá-la, como trabalhar com esta essência personalíssima?!
Através da POESIA! Forma mais antiga do ser humano se expressar.
Enxergar mais com os olhos da alma, pois os olhos do corpo desgastam-se mais rapidamente com a cruel realidade, mormente certos segmentos de nossa sociedade.
Ao versejar, partindo do imaginário ou de um acontecimento concreto, o aluno, o estudante, que tem o futuro a sua frente, com a caneta em suas mãos, terá a possibilidade de traçar seus projetos, seus sonhos, através da poesia.
Ao ser incentivado nessa nova forma de criação, que jamais pensou possuir (ser capaz de...), aquele indivíduo, muitas vezes segregado pela sociedade, familiares e, até, pelos próprios colegas, terá a possibilidade de vislumbrar novos horizontes em sua vida! Passará a enxergar o âmago de sua alma. Descobrirá não estar sozinho. Será uno com o Criador!
Para se atingir um objetivo, antes de tudo, é preciso acreditar nele.
Segundo o aforismo bíblico: Tudo é possível àquele que crê!
Mister se faz, igualmente, não se ater à burocracia que impede o pleno desenvolvimento da capacidade criativa que todo ser humano tem.
O presente PROJETO espelha-se no MARCO DA PAZ, cujo idealizador, GAETANO BRANCATI LUIGI, através da ACSP, inaugurou vários monumentos do MARCO DA PAZ (SÃO PAULO, APARECIDA DO NORTE, MÉXICO, ARGENTINA, COSTA RICA, ITÁLIA, etc), no intuito de divulgar a PAZ MUNDIAL. LUIGI, que é membro do Conselho Cívico e Cultural da ACSP, apóia este Projeto e foi indicado ao NOBEL DA PAZ neste ano (2015).
(O documento está assinado pela FRANCES DE AZEVEDO, do Conselho Cívico e Cultural ACSP.
FRANCES também comunica que o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES proferirá palestra na OAB/SP sobre a "Cessação da Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932, no dia 6 de outubro, às 19 horas, na OAB/SP.          
Para a solenidade referente à PAZ, planejada para 21 de setembro, ofereço o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 para a realização dessa cerimônia, muito importante para os tempos atuais.
A reunião termina por volta das 16:30 horas. Ao tentar embarcar na Estação Metrô - SÃO BENTO - uma multidão aguarda impaciente a chegada do trem, muito atrasado. Deve ter acontecido algo grave para que isso aconteça. Sou empurrado para dentro de um vagão. Não consigo descer na ARMÊNIA, nem da Estação TIETÊ. Somente no CARANDIRU é que sou "despejado" de um vagão superlotado.
Como esta segunda-feira é de algumas confusões, o retorno para GUARULHOS não é nada fácil. Trânsito moroso. Inclusive em GUARULHOS.

Os petistas estão perdendo a medida. Já afirmei aqui que suas lideranças nacionais estão fazendo pronunciamentos absolutamente irresponsáveis sobre as manifestações de protesto contra o governo Dilma, que se inserem na mais pura e rotineira normalidade democrática. Até o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi obrigado a reconhecê-lo.
Ora, à medida que os petistas classificam de “golpe” o que faz parte da cultura democrática — ou o PT não se construiu também nas ruas, de protesto em protesto? —, estimulam comportamentos e ameaças como o deste cidadão. Assistam ao vídeo. Volto em seguida.
Ele pode ser apenas um bravateiro, um faroleiro, um tolo? Pode, sim. Mas também pode ser mais do que isso. Imaginem se fosse o contrário: imaginem se um manifestante anti-Dilma e anti-PT se referisse nesses termos a seus adversários, àqueles que vão às ruas defender o governo e o partido. Não só a imprensa faria um escarcéu como o Ministério da Justiça logo se manifestaria.
A ameaça está feita. É claro que os defensores do governo Dilma deram um passo perigoso quando compareceram a uma manifestação de protesto, com um arma branca, para atacar o boneco Pixuleko. Isso aconteceu na sexta. No domingo, mais uma vez, um grupo resolveu interromper a manifestação, provocando um confronto físico com os defensores do impeachment. É evidente que esse é um mau caminho.
Não será difícil à Polícia identificar quem é esse sujeito. Ele tem explicações a dar. Diz publicar habitualmente vídeos na rede. Obviamente, ele tem o direito de pensar o que quiser — inclusive afirmar que o Brasil não está em crise. Mas não tem o direito de ameaçar ninguém.
Notem que ele recorre aos termos propostos pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, em solenidade no Palácio do Planalto, quando este líder sindical pregou a luta armada, e a presidente Dilma silenciou a respeito, o que a tornou cúmplice da incitação à violência.
Por Reinaldo Azevedo

Quem quiser chegar ao AEROPORTO DE CUMBICA, em GUARULHOS, usando os trens da CPTM, vai ter de esperar mais de dois anos. De acordo com o governador GERALDO ALCKMIN, as obras das três estações da linha 13 - JADE, que vão ligar o terminal à linhas 12 - SAFIRA, só ficarão prontas no final de 2017. "Uma linha de trem geralmente leva quatro anos, começou em 2013 e vai ficar pronta em 2017", disse. Em 2013, porém, o então secretário estadual de Transportes, JURANDIR FERNANDES, anunciou que o trem chegaria a CUMBICA em dezembro de 2014.
A nova linha terá 12,2 km de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em via elevada (7,9 km). O projeto prevê a construção de duas novas estações - GUARULHOS CECAP e AEROPORTO GUARULHOS -, além da ampliação da ENGENHEIRO GOULART, na integração com a LINHA 12 - SAFIRA.
ALCKMIN entregou hoje 12,3 km do corredor GUARULHOS - SÃO PAULO. O trecho CECAP - VILA GALVÃO começa a funcionar a partir de amanhã e a previsão é que 60 mil pessoas usem o sistema por dia.

O presidente nacional do PSC e ex-candidato à presidência da República, PASTOR EVERALDO, afirmou ao jornal FOLHA DE SÃO PAULO que o partido deve lançar o deputado federal MARCO FELICIANO para a disputa à Prefeitura de SÃO PAULO nas eleições do ano que vem. FELICIANO é conhecido pela sua postura conservadora e pela campanha que promove contra o casamento gay.

Menos de uma semana depois de um protesto que por pouco não terminou em violência, em uma desocupação de área em CIDADE TIRADENTES, na zona leste, a retirada de 500 famílias, hoje, no JARDIM CLÍMAX, na zona sul, também teve momentos de tensão. Elas foram removidas de um local ocupado há mais de dois anos.
Por volta das 7 horas, os moradores atearam fogo em entulhos e fizeram barricadas. A Tropa de Choque da Polícia Militar acompanhou a ação, que terminou no fim da manhã e sem confrontos. Algumas linhas de ônibus foram desviadas e, apesar do protesto, a maioria deixou a área de forma pacífica.
Entre a noite de quarta-feira e a madrugada seguinte na semana passada, moradores que moravam em um terreno da CDHU há mais de uma década queimaram dez carros e um ônibus na reintegração de posse. Houve confronto entre manifestantes e os agentes de segurança. As carcaças dos veículos ficaram jogadas no meio da rua. Bombas de efeito moral foram lançadas pela PM.

Todos os convocados pela CPI DA PETROBRÁS para prestar depoimentos hoje na sede da Justiça Federal, em CURITIBA, ficaram em silêncio e não responderam a nenhuma pergunta dos deputados. Os advogados dos depoentes já haviam antecipado que seus clientes ficariam calados. Mesmo assim, a comitiva manteve a viagem. Esta é a segunda vez que parlamentares viajam a CURITIBA para tentar ouvir pessoas que, segundo a força-tarefa da OPERAÇÃO LAVA JATO, têm envolvimento no esquema de superfaturamento de contratos da PETROBRÁS. Segundo o cronograma, 13 pessoas vão prestar depoimento e participar de acareações até quinta-feira. O primeiro a ficar em silêncio diante dos deputados foi o ex-ministro da Casa Civil JOSÉ DIRCEU. O segundo depoente que seria ouvido era o representante no BRASIL da empresa italiana SAIPEM, JOÃO ANTÔNIO BERNARDI FILHO, que também ficou calado, mas sorriu ao ser questionado se foi assaltado em frente à PETROBRÁS quando levava cem mil reais, em um episódio ainda não esclarecido. BERNARDI teria usado contas da empresa dele para lavar dinheiro ao ex-diretor da PETROBRÁS, RENATO DUQUE.

Em palestra para empresários em um hotel de luxo em SÃO PAULO, o Juiz SÉRGIO MORO rebateu, nesta manhã, a crítica de que a OPERAÇÃO LAVA JATO estaria causando prejuízos à economia, ao investigar as maiores empresas de infraestrutura brasileiras e, com isso, paralisá-las. "O policial que descobre o cadáver não é o culpado do homicídio", disse durante o evento organizado pela EDITORA ABRIL. O juiz citou o caso da obra da refinaria de ABREU E LIMA, em PERNAMBUCO, cuja previsão inicial de custo era de 2 bilhões de dólares e alcançou 28 bilhões de dólares. "Não foi a operação que fez a obra ter seus custos elevados", argumentou.
O acidente automobilístico que fez o BRASIL parar no dia 24 de junho, ao tirar a vida do sertanejo CRISTIANO ARAÚJO, tem um novo laudo. No momento do capotamento, a LAND ROVER do cantor estava a 179 km/h.
O relatório técnico sobre a velocidade do veículo foi produzido pela montadora inglesa. Os dados ficaram registrados na "caixa preta" do automóvel cinco segundos antes do acionamento dos airbags do carro.
A velocidade máxima naquele trecho da BR-153 é de 110 km/h. "Esse número (179 km/h) corrobora com os depoimentos das testemunhas ouvidas no inquérito, inclusive a do próprio motorista, que assumiu estar acima da velocidade permitida", afirmou o delegado FABIANO HENRIQUE JACOMELIS, encarregado do caso.
JACOMELIS explicou que é necessário esperar a conclusão do laudo pericial da polícia. "A velocidade que vale na investigação é do laudo, que analisa a zona de impacto e frenagem, por exemplo", disse.
Se confirmado o excesso de velocidade, o motorista RONALDO MIRANDA, de 40 anos, pode ser indiciado por homicídio culposo.
O acidente aconteceu na madrugada de 24 de junho, por volta das 3:30 horas, quando o sertanejo voltava de um show em ITUMBIARA, interior de GOIÁS. A namorada do cantor, ALLANA MORAES, 19 anos, também morreu na tragédia.


O diretor dos filmes de terror "A HORA DO PESADELO" (1984) e "PÂNICO"  (I996) morreu no domingo (dia 30). WES CRAVEN, 76 anos, se tratava de um câncer no cérebro. "O cineasta esteve cercado de amor, na presença da família", informou um comunicado divulgado pelo agente do diretor. Com a notícia da morte, vários atores e amigos de CRAVEN se manifestaram nas redes sociais, tristes e surpresos com o falecimento. "Hoje o mundo perdeu um grande homem", postou a atriz COURTNEY COX, que trabalhou com o diretor no filme "PÂNICO".     

Nenhum comentário: