terça-feira, 29 de setembro de 2015

O REITOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E PRESIDENTE DO CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES, WALDEMIRO GREMSKI, NO DIA 15 DE SETEMBRO, RECEBEU A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. - MEUS AGRADECIMENTOS AO MARIANO TAGLIANETTI, DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA.

Notícia – PUCPR.
Página inicial
Círculo de Estudos Bandeirantes comemora 86 anos
Local é responsável por acontecimentos que moldaram o destino e a caminhada da cidade e do Estado.
Nesta terça feira (15) aconteceu a comemoração dos 86 anos da fundação do Círculo de Estudos Bandeirantes, órgão cultural da PUCPR, fundado em 12 de setembro de 1.929, que contribuiu para fundar as duas mais importantes universidades de Curitiba: Universidade Federal do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O organismo é um agregador de talentos, de intelectuais, de pessoas preocupadas com a cultura, um valioso instrumento divulgador da cultura paranaense. Não é á toa que se chama “Círculo de Estudos”, porque é um lugar de estudos, de pesquisas, de busca do crescimento intelectual e cultural. Saiba mais aqui.
O evento contou com a entrega da Medalha Constitucionalista Nove de Julho ao Reitor da PUCPR e Presidente do Círculo de Estudos Bandeirantes, Waldemiro Gremski, além da apresentação do Quarteto de Cordas Iguaçú, participação da pianista Rafaela Trevisan Cortes, estudante do curso de Jornalismo da PUCPR e a interpretação do Poema “I-Juca Pirama”, de Gonçalves Dias, com os atores Rodney Veiga e Johnny Leal do Grupo Tanahora da PUCPR. “Essa é uma comemoração de uma missão que vem sendo desenvolvida desde 1.929, é muito importante a todos, paranaenses ou não, que mesmo sem saber vivem e desfrutam condições e oportunidades que foram discutidas, propostas, batalhadas e construídas no Círculo de Estudos Bandeirantes”, explicou professor Waldemiro.
Acontecimentos que moldaram o destino e a caminhada da cidade e do Estado, com vozes de grandes baluartes da ciência, da literatura, da política, da medicina e do direito. “É importante ressaltar que esta comemoração celebra uma história escrita nestes oitenta e seis anos deste espaço que ecoa os principais acontecimentos políticos, culturais, sociais, educacionais e religiosos de Curitiba e do Paraná, desde os primórdios do século XX”, pontuou o Presidente do Círculo.
A cerimônia contou ainda com a presença do Vice-Reitor da PUCPR e Vice-Presidente do Círculo dos Bandeirantes, Prof. Paulo Mussi; Profª Paula Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR; Prof. José Luiz Casela, Pró-Reitor Comunitário; Prof. Flávio Arns, Secretário para Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná; Membros da Diretoria do Círculo: Maria Comininos, Humberto Madeira, Ir. Rogério Mateucci, Másimo Della Justina, Prof. Ernani Costa Straube, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e demais membros da Entidade; Dr. Mariano Taglianetti, da Associação MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa; Constantino Comininos, Cônsul  Honorário da Grécia; Hugo Moura Tavares, Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba e equipe; Decanos de Escolas da PUCPR, Prof. Carlos Nigro e Humberto Madeira e Professores, estudantes da PUCPR e da UFPR, colaboradores e amigos do Círculo de Estudos Bandeirantes.
Também houve a outorga do diploma de Associado Bandeirante a novos associados Bandeirantes: Fábio André Chedid Silvestre; Fernando Antônio Fontoura Bini; Luciano Chinda Doarte; Márcio Kallil Saad Mattar Assad; Mateus Sokolowski; Priscila Honório Figueira; Ir. Rogério Mateucci; Humberto Maciel França Madeira.
Acontece até dia 15 de dezembro a Exposição “Indíginas do Paraná”, atividade proposta pelo Círculo de Estudos Bandeirantes, que neste ano participa da 9ª Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura, cujo tema é Museus e Ciências Sociais da UFPR e pesquisador da trajetória de José Loureiro, Gustavo Anderson. É composta também por telas da artista plástica e pesquisadora Maria Julia Fernandes.
Serviço
Círculo de Estudos Bandeirantes
Onde: Rua 15 de Novembro nº 1.050, CEP; 80060-000-Curitiba-Pr
Seg a sex:das 8h às 12h e das 13h às 17h30

Publicado em: 15/09/2.015.

Nenhum comentário: