terça-feira, 3 de novembro de 2015

2 DE NOVEMBRO DE 2015 - SEGUNDA-FEIRA

DIA     D O I S      DE     N O V E M B R O     DE     2015     -     SEGUNDA-FEIRA.
78 anos, 10 meses e 6 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
117º DIA DO ANO 66º
57 anos e 149 dias na PMESP
56 anos e 261 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 318 dias – 490 488 horas.
52 anos e 54 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 233 dias no Posto de Coronel – 331 meses e 21 dias.
4 anos e 118 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 154 dias CORONEL – 23 anos e 324 dias na reserva
10 703 257 628                     10 154-244 144                                   10 421-251 488.
DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS. Dia em que a Igreja recorda os que salvaram suas almas, mas ainda não entraram no PARAÍSO, por estarem se purificando no PURGATÓRIO. A comemoração dos falecidos remonta ao ano 998. Ela incentiva os fiéis a rezarem por essas almas. A SANTA SÉ oficializou a comemoração aos falecidos em 1311. A data nos leva a professar, mediante nossa fé, a ressurreição da carne.

FINADOS
DIA DO INVENTOR

NA VERDADE, E AINDA QUE A ANSIEDADE FALE O CONTRÁRIO, NENHUMA OPORTUNIDADE É PERDIDA, PORQUE A VIDA AS RENOVA CONSTANTEMENTE. O QUE SE PERDE É A CAPACIDADE DE COMPREENDER OS SINAIS, AS PISTAS QUE SERVEM PARA AGARRAR OPORTUNIDADES.

A SANTA IGREJA celebra o dia de FINADOS, época em que a lembrança dos nossos entes queridos que partiram para a eternidade aflora com nitidez em nossa memória. Quanta dor e quanta saudade, mas também e, principalmente, quantas preces devemos dirigir a DEUS pelas almas que sofrem no purgatório.
O cemitério de PÈRE LACHAISE, em PARIS, criado em 1804, é um dos mais conhecidos do mundo. Recebe dois milhões de pessoas, a maior parte turistas, por ano, devido às personalidades famosa lá enterradas. A sepultura do roqueiro JIM MORRISON, da banda de rock “THE DOORS” é uma das mais visitadas. Lá também estão o compositor FRÉDÉRIC CHOPIN; o criador do espiritismo ALLAN KARDEC; o escritor HONORÉ DE BALZAC; os atores SARAH BERNARDT e YVES MONTAND; a cantora EDITH PIAF e centenas de personalidades que representaram épocas distintas da FRANÇA.
Quem vai ao cemitério da CONSOLAÇÃO, na região central de São Paulo, poderá visitar os túmulos de personalidades da história do Brasil, como a da MARQUESA DE SANTOS (DOMITILA DE CASTRO CANTO E MELO); o do conde FRANCISCO MATARAZZO; dos escritores MÁRIO DE ANDRADE e MONTEIRO LOBATO; da artista plástica TARSILA DO AMARAL; dos jornalistas LÍBERO BADARÓ e CÁSPER LÍBERO; do ex-presidente WASHINGTON LUÍS; e apreciar cerca de 300 obras de artistas famosos, como o escultor VICTOR BRECHERET, autor do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera. O cemitério foi fundado em 1858 e cerca de quatrocentos túmulos são de valor histórico. Muitos visitantes fazem peregrinação ao túmulo de ANTONINHO DA ROCHA MARMO – que morreu de tuberculose aos 11 anos -, tido como santo por muitos fiéis, mas que não foi canonizado. Entre as obras de arte mais visitadas estão a escultura “O SEPULTAMENTO”, de VICTOR BRECHERET, e ainda a réplica de uma catedral gótica, feita em mármore carrara e de autoria desconhecida.
No MAUSOLÉU DOS ESPORTISTAS, no cemitério SÃO PAULO, está sepultado o ex-jogador de futebol ARTHUR FRIEDENREICH.
Já no cemitério de VILA FORMOSA, um dos túmulos mais visitados não é de uma personalidade, mas sim o da menina DÉBORA, morta aos 5 anos, em 1983, esquartejada por uma vizinha. Ela ganhou espaço diferenciado e devotos creditam uma lista de milagres a ela.
No cemitério do MORUMBI, na zona sul, o túmulo do piloto AYRTON SENNA é um dos mais visitados.

O dia de FINADOS está ligado ao 1º de novembro, DIA DE TODOS OS SANTOS. Nesse dia é comemorada a ascensão de todos que vivem uma vida justa, ou seja, todos vão para o céu. Já o 2 de novembro é dia de aprender que para ganhar o céu é preciso morrer – o que causa dor e apego. Para chegar ao céu é preciso morrer. O feriado de FINADOS começou a ser celebrado no século VII, na ESPANHA, após introdução em cerca de mil mosteiros do país. A comemoração espalhou-se pela FRANÇA e países nórdicos. Depois passou para a ITÁLIA e em 1300 foi fixada a data de 2 de novembro para toda a cristandade. Mesmo não sendo dia santo, a data é cercada de muito respeito. O PAPA BENTO XV, em 1915, concedeu aos sacerdotes o privilégio de celebrar, neste dia, três missas. Os evangélicos não adotam o DIA DE FINADOS como dia de reverenciar os mortos, mas nada impede que nesta data ou em outra qualquer os parentes e amigos visitem os túmulos desde que não acendam velas ou façam rituais. Para os messiânicos (que acreditam em reencarnação), essa é uma das principais datas do calendário religioso. Eles cultuam a memória dos antepassados e oferecem o dia em oração ao que se foram. O culto aos antepassados, realizado anualmente no mês de novembro na Igreja Messiânica, em GUARAPIRANGA, zona sul, tem por objetivo homenagear os parentes e amigos já falecidos.     

Diz o Padre MARCELO ROSSI: “Muitas vezes nos perguntam por que rezar pelos mortos. Se já faleceram, que valor terá nossa oração? Esta pergunta teria sentido caso não compreendêssemos a comunhão dos santos em DEUS. Nele não há separação ou divisões, mas todos os que se encontram em seu amor vivem em profunda e verdadeira comunhão entre si. Todos os membros da Igreja estão, portanto, unidos, formando o Corpo de Cristo em que uns beneficiam os outros. É necessário que o amor de DEUS penetre sempre mais em nossa vida e assim sejam consumidas todas as impurezas do pecado. JESUS veio para nos comunicar todos os bens espirituais, sem discriminar quem quer que seja. O SENHOR deseja que todos participem de todos os bens, não se prendendo a classes sociais ou a privilégios. A comunhão entre os membros da Igreja não restringe ao tempo presente, mas abrange o passado e mesmo os que hão de vir. Em DEUS há um eterno presente.”
“E como queremos que todos sejam envolvidos pela misericórdia divina, elevamos a DEUS nossas preces em favor de todos, dos doentes, das crianças, dos moribundos, dos idosos e dos que já faleceram. Sem dúvida, nesta comunhão dos santos, os falecidos estão também rezando, intercedendo pro nós. De fato, no livro de MACABEUS se lê que se “ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis por que ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado.”  

O DIA DE FINADOS é um dia para celebrar a ESPERANÇA. Na liturgia da Igreja encontramos o sentido mais profundo desta esperança no memorial da morte e ressurreição do Senhor: “JESUS é o verdadeiro Cordeiro, que tira o pecado do mundo. Morrendo, destruiu a morte, e, ressurgindo, deu-nos a vida” (Missal Romano – Prefácio da Páscoa) – “Por ele, os filhos da luz nascem para a vida eterna; e as portas do Reino dos Céus se abrem para os fiéis redimidos. Nossa morte foi redimida pela sua e na sua ressurreição ressurgiu a vida para todos”. (Missal Romano – Prefácio da Páscoa). – “SENHOR, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”.  É o próprio SENHOR JESUS que nos convida a um ato contínuo de fé. É preciso acreditarmos nele e nos unirmos a ELE para vivermos plenamente. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”.
    
545 a. nasce EDUARDO VI, da INGLATERRA, em 2 de novembro de 1470.
532 a. HENRY STAFFORD, o DUQUE DE BUCKINGHAM é decapitado em SALISBURY no dia 2 de novembro de 1483, por sua rebelião contra o Rei RICARDO III.
330 a. enforcados BECKMAN e SAMPAIO, líderes revoltosos no MARANHÃO, em 2 de novembro de 1685.
294 a. PEDRO I, o GRANDE, é proclamado imperador da RÚSSIA, em 2 de novembro de 1721.
178 a. nasce JOSÉ VIEIRA COUTO DE MAGALHÃES em DIAMANTINA (MG) em 2 de novembro de 1837. Falece no RIO DE JANEIRO, em 14 de setembro de 1898. Advogado, militar, jornalista, historiador e escritor. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco na turma de 1859. Doutorado em 1860. Estudou Matemática na Escola Militar do RIO. Fez curso de Artilharia de campanha na INGLATERRA. Secretário do governo de MINAS GERAIS (1860/61). Deputado Geral por GOIÁS (1867/70). Presidente da Província de GOIÁS (1862/63). Presidente da Província do PARÁ, no período de 1864/65. Nomeado presidente da Província do MATO GROSSO em 1867, então invadida e devastada pelos paraguaios. Foi designado comandante em chefe das forças em operações e presidente da Junta Militar de Justiça, conseguindo, depois de dois anos de luta, expulsar os invasores. Presidente da Província de SÃO PAULO, em 1889. Conselheiro de Estado. Agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com as comendas das ORDENS DA ROSA e de CRISTO, em 1875. Poliglota, falava inglês, francês, italiano, espanhol e guarani. Autor de diversos livros científicos e sobre a História do Brasil. Explorou o interior do BRASIL, de GOIÁS, pelo ARAGUAIA e chegando até BELÉM, estudando as raças indígenas, seus costumes e origens. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de diversas associações científicas e literárias brasileiras e estrangeiras. General Honorário do Exército Brasileiro. Sua principal obra, O SELVAGEM, de 1876, foi traduzida em vários idiomas.    
174 a. Durante a primeira Guerra Anglo-Afegã, travada entre 1839 e 1842, por GRÃ-BRETANHA e RÚSSIA, que disputavam o domínio da ASIA CENTRAL, AKBAR KHAN, filho de DOST MOHAMMAD, rei afegão que havia sido destronado pelos britânicos, lidera e vence uma revolta contra SHAH SHOJA, líder afegão apoiado militarmente pelos ingleses. Essa revolta se deu em 2 de novembro de 1841. Dois anos depois, após a morte de SHOJA e a derrota dos britânicos, que deixam CABUL, DOST MOHAMMAD recupera o trono.
169 a. nasce JOSÉ MENÉNDEZ, colonizador espanhol da PATAGÔNIA, em 2 de novembro de 1846.
133 a. nasce MANOEL DE CERQUEIRA DALTRO FILHO, em 2 de novembro de 1882. Militar do Exército, formado pela Escola Tática e de Tiro de RIO PARDO – RS e pela Escola Militar da PRAIA VERMELHA – RJ. Armas de Infantaria e Cavalaria. Fundador e professor da Universidade do PARANÁ, em 1912. Comandante da 3ª Companhia de Metralhadoras – RJ, em 1922. Comandante do 7º Regimento de Cavalaria – RJ, em 1922/23. Comandante Provisório das tropas legalistas na Revolução Constitucionalista de 32. Comandante da 2ª Região Militar, em 1933/34. Interventor Federal em São Paulo, em 1933. Comandante da 8ª Região Militar – PA, em 1936/37. Comandante da 5ª Região Militar – PR, durante o ano de 1937. Comandante da 3ª Região Militar – RS , em 1937/438. Interventor Federal no Rio Grande do Sul, em 1937/38. Veio a falecer em PORTO ALEGRE, em 19 de janeiro de 1938.
119 a. seguradora britânica LONDONER GENERAL ACCIDENT CORPORATION oferece aos seus clientes o primeiro seguro de veículos do mundo, em 2 de novembro de 1896.
117 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR de 2 de novembro de 1898: com um dia de plena luz e o sentimento da saudade afervorada, desde as primeiras horas da manhã que se estabeleceu para os cemitérios centrais e dos arrabaldes uma copiosa romaria de povo: bondes e carros percorriam esses trajetos apinhados de gente, predominando a cor negra das toaletes custo das e das roupas dos humildes, ambas intérpretes de uma saudade sentida.
O secretariado do senhor coronel FERNANDO PRESTES, presidente do Estado, ainda não está definitivamente organizado, porém temos dados seguros para acreditarmos que o governo de SÃO PAULO ficará constituído do modo seguinte: Agricultura – doutor deputado ALFREDO GUEDES; Fazenda – deputado federal doutor JOSÉ ÁLVARES RUBIÃO. Interior e Justiça – deputado doutor JOSÉ PEREIRA DE QUEIROZ. Para a chefia de polícia fala-se em alguns nomes, não ficando até agora nenhum nome bem determinado.
Realizou-se ontem em CAMPINAS a reunião da comissão encarregada do monumento a CARLOS GOMES.
O senhor doutor FERREIRA DOS SANTOS, engenheiro chefe do distrito telegráfico, participou-nos que, ontem, foi inaugurada a estação telegráfica de ARAGUARI.
Efetuou-se ontem na Câmara Municipal a reunião das classe médica e farmacêutica, a fim de ser ouvida a reunião de lavradores do município, que resolveu fundar um centro de lavradores.
Ontem, às 11 horas da noite, na MOÓCA, deu-se um conflito entre trabalhadores portugueses havendo facadas em penca. A polícia compareceu e querendo intervir para evitar que as coisas se azedassem mais, foi recebida com hostilidade trocando-se pancada de criar bicho.
Em ASSUNÇAO, o vice-presidente da República, senhor FACUNDO INSFRAN, disparou um revólver contra o senhor FREDERICO CODAS, membro do tribunal de Justiça. A bala ofendeu o pulmão do agredido. Questões particulares motivaram este crime.   
112 a. das notícias de jornais de 2 de novembro de 1903, uma segunda-feira: “ontem, em SÃO PAULO, depois de seis horas da tarde, desabou sobre esta cidade um forte temporal, acompanhado de granizo, que causou grandes danos. Entre outros prejuízos causados pelo temporal, registra-se a queda de lampiões da iluminação pública e de árvores, em quintais e nas ruas, e desmoronamentos de casas e a inutilização de grande parte da linha condutora de força da LIGHT AND POWER, ocasionando a interrupção completa do tráfego de bondes e a paralisação da iluminação elétrica da cidade.  
109 a. nasce LUCHINO VISCONTI, diretor de cinema italiano, em MILÃO, na VIA SALARIA, no dia 2 de novembro de 1906, na mansão pertencente à sua avó materna, ANNA ERBA, proprietária de um império farmacêutico. Faleceu em 17 de março de 1976, assistido pela irmã UBERTA. Um breve relato de sua vida foi colocado em minhas memórias por ocasião do lançamento da data de sua morte. 
109 a. na UNIÃO SOVIÉTICA, LEÓN TROTSKY é condenado à deportação para a SIBÉRIA, em 2 de novembro de 1906.
109 a. falecimento, no mais completo abandono, do BARÃO DE ITANHAÉM (PEDRO AFFONSO SOUTOMAIOR PINTO COELHO), no dia 2 de novembro de 1906.. Para evitar que o corpo fosse enterrado pela assistência pública, o consulado do BRASIL faria o enterro. 
108 a. RUDYARD KIPLING recebe o Prêmio NOBEL DE LITERATURA, em 2 de novembro de 1907.
106 a. telegrafam de HAMBURGO que o aviador PEQUET, pilotando o aeroplano do aviador espanhol SANCHEZ BESA, foi vítima de um desastre, motivado pela explosão de benzina. PEQUET saltou da altura de 18 pés, ficando o aparelho completamente destruído.
Os jornais de hoje em PARIS dão notícia de que está pronta a estação radiográfica da TORRE EIFFEL, cujo poderoso alcance poderá comunicar-se com NOVA YORK.
104 a. nasce ex-combatente de 32, diretor-presidente do jornal "A GAZETA MERCANTIL", HÉRBERT LEVY, no dia 2 de novembro de 1911. HÉRBERT LEVY falece no dia 15 de janeiro de 2002. Um breve histórico de sua vida está descrito por ocasião de seu falecimento, nessas minhas memórias. HÉRBERT LEVY passou os direitos da FUNDAÇÃO que construiu o Monumento Mausoléu, em cartório, em 29 de novembro de 1999. Na Revolução Constitucionalista de 1932 ele foi o Comandante da “COLUNA INVICTA”. 
104 a. Nos últimos dias do findo mês entraram no porto do RIO DE JANEIRO 5.347 imigrantes, dos quais 4.231 têm sido alojados na Hospedaria da ILHA DAS FLORES. Desses, já têm seguido para os diferentes Estados 2.989, alguns por via férrea, outros marítima. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 2 de novembro de 1911).
103 a. (ROMA) A aplicação de olho artificial, efetuada na clínica oculística anexa à Universidade, em GUGLIELMO MARCONI, teve completo êxito. O ilustre cientista que, como é sabido, foi vítima de um desastre de automóvel, está resolvido a dedicar-se ao automobilismo. (publicado na edição de O ESTADO DE SÃO PAULO em 2 de novembro de 1912).  
102 a. nasce BURT LANCASTER, ator norte-americano, em 2 de novembro de 1913. Falece em 21 de outubro de 1994.
99 a. nasce o TENENTE PM Ref JOÃO PESSOA DA FONSECA no dia 2 de novembro de 1916. Pertencia à Diretoria Executiva da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar – AORRPM – e que foi vítima fatal de um acidente de carro (foi atropelado) na Rua TABATINGUERA.
98 a. governo britânico, através da DECLARAÇÃO BALFOUR, promete aos judeus um “lar nacional” na PALESTINA, em 2 de novembro de 1917.
95 a. KDKA, de PITTSBURG vai ao ar como a primeira rádio comercial do mundo, em 2 de novembro de 1920.
93 a. nasce o ator americano CHARLES BRONSON, no dia 2 de novembro de 1922. Participou de mais de cem filmes, entre eles: AO DESPERTAR DA PAIXÃO, RENEGANDO O MEU SANGUE, MUSEU DE CERA, DOMINADOS PELO ÓDIO, OS DOZE CONDENADOS, SETE HOMENS E UM DESTINO, FUGINDO DO INFERNO, ERA UMA VEZ NO OESTE, O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA, O PASSAGEIRO DA CHUVA, ADEUS AMIGO, RENEGADO IMPIEDOSO, CÍRCULO DO MEDO, ASSASSINO A PREÇO FIXO, JOGO SUJO, DESEJO DE MATAR, O ÚLTIMO BÚFALO BRANCO, UMA SOMBRA EM SUA VIDA.  Na década de 70 foi celebrado como o ator mais popular.  CHARLES BRONSON faleceu em 30 de agosto de 2003.
78 a. nasce o Cel. Ref NÍVEO MARCELINO em 2 de novembro de 1937. Entrou na FORÇA PÚBLICA em 21 de junho de 1958 (fez a inscrição para a Corporação junto comigo, sendo que eu entrei em 4 de junho, alguns dias antes do NÍVEO). PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1966 (no quadro de oficiais auxiliares de administração, tendo depois optado para o quadro de combatentes); 1º Tenente – 25 de agosto de 1970; Capitão – 15 de dezembro de 1975; Major – 24 de maio de 1984; Tenente-Coronel 24 de maio de 1988. Alcançou o posto de Coronel quando passou para a reserva. 
77 a. nasce meu irmão CARLOS DA FONSECA VENTURA no dia 2 de novembro de 1938.
77 a. HUNGRIA anexa o sul da ESLOVÁQUIA, seguindo o desmembramento da TCHECOSLOVÁQUIA no ACORDO DE MUNIQUE, em 2 de novembro de 1938.
67 a. contrariando todas as pesquisas eleitorais, o democrata HARRY TRUMAN é reeleito presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 2 de novembro de 1948.
62 a. parlamento do PAQUISTÃO declara o país como “a República Islâmica do PAQUISTÃO”, em 2 de novembro de 1953.
60 a. os norte-americanos CARLTON-SCHWERDT e SCHAFFER conseguem visualizar de forma nítida o vírus que causa a poliomelite, em  2 de novembro de 1955.
59 a. HUNGRIA recorre à assistência das NAÇÕES UNIDAS contra a invasão soviética, em 2 de novembro de 1956.
56 a. CHARLES VAN DOREN confessa que o programa de quizzes na televisão chamado de 21 foi arranjado, em 2 de novembro de 1959.
54 a. BÉLGICA, HOLANDA e LUXEMBURGO assinam o TRATADO DE BENELUX, abolindo barreiras alfandegárias entre os três países.
52 a. das anotações feitas em 2 de novembro de 1963 (sábado). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 116º - 5 anos e 151 dias na FORÇA PÚBLICA – 57º dia como ASPIRANTE – 44º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nessas datas de 1º e 2 de novembro, quase sempre me encontro em casa de meus pais e isso pude constatar pela leitura de meu diário em tomos que já se passaram. Também nesse ano minha intenção de ir em POÁ esteve viva, mas com as datas que fui obrigado a passar no quartel e o fato de hoje precisar estar no BATALHÃO DE GUARDAS às 19 horas, fizeram que eu deixasse de lado a idéia inicial.
Meu irmão CARLOS, que ainda está em LIMOEIRO, completa nesse dia seu 25º Aniversário. Tal como no ano passado, meu mano comemora o fato longe da família.
O dia 2 está abafado. Tem-se a impressão que de uma hora para outra vai chover, mas as horas passam e não acontece tal.
Nesse 2 de novembro preciso responder a uma revista no quartel às 19 horas e, para tanto, saio de casa com o adiantamento de uma hora.
No BATALHÃO DE GUARDAS encontro-me com o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, comandante da 3ª Companhia, subunidade essa que entra de Prontidão nesta noite. O 2º TENENTE MÁRIO TOLEDO DE CAMARGO está nas funções de Oficial de Dia.
Mais tarde o TENENTE PLÍNIO vai embora e fico eu comandando a Prontidão. Às 20 horas vou até o 3º DP, na Rua GUAIANAZES, onde apresento 18 soldados ao 2º TENENTE CID OLIVETTI. Essas praças, com mais 12 colegas e 2 sargentos irão desenvolver a ação policial na “BOCA DO LIXO” nesta noite.
O cinema do BG apresenta hoje a película CIDADE NUA. Assisto-a com o doutor SÉRGIO (que se encontra preso no quartel) e com o 2º TENENTE RUI DARCI e sua noiva. É um policial dramático, apresentando o mistério em torno da morte de uma moça de vinte e seis anos. O mistério é confuso, mas os anéis vão se ligando e se descobre o assassino no final.
Vou deitar lá pelas 23 horas, depois de sair com o 1º SARGENTO IZIDORO para tomarmos café perto da estação do TAMANDUATEÍ e também depois de conversar com componentes da guarda do quartel – CABO TAVARES, SARGENTO RÓSEO e outros.    
51 a. do registro feito de acontecimentos em 2 de novembro de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 116º- 6 anos e 151 dias na FORÇA PÚBLICA - 163 dias como 2º TENENTE - 410 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
DIA DE FINADOS!
Ontem estive em POÁ e, nesta data de FINADOS minha esposa é quem irá visitar seus parentes. Este é um dia tristíssimo. Desde cedo somos surpreendidos por um chuvisqueiro sem graça e, sem programa para hoje, vou passar as horas em brincadeiras com meus filhos, lendo ou escrevendo. Os programas de rádio são somente de músicas que se casam com o espírito desta data.
O FINADOS, com toda sua tristeza, traz um ponto importante para a família: meu irmão CARLOS FONSECA VENTURA completa, hoje, 26 anos de idade.  
51 a. rei SAUD, da ARÁBIA SAUDITA, é deposto pelo irmão FAISAL, em 2 de novembro de 1964. Eles eram filhos de BIN SAUD, que fundou a ARÁBIA SAUDITA em 1924.
50 a. das anotações feitas em 2 de novembro de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 115º - 7 anos e 151 dias na FORÇA PÚBLICA - 528 dias como 2º TENENTE - 775 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha esposa quer ir a POÁ para visitar a campa de sua mãe, no cemitério local. Apronta a refeição mais cedo e parte de casa lá pelas 13 horas acompanhada de nossa filha MARIZETE.
É esta uma data triste, muito embora faça lá fora esplendoroso sol. Acontece que FINADOS traz à mente pensamentos macambúzios desagradáveis mesmo.
Passo grande parte da data lendo o romance de MICHEL ZEVACO, intitulado BURIDAN. Além de continuar lendo esse romance, ouço músicas pelas emissoras, todas personificando a data de FINADOS. Meus filhos MÁRIO e MARIZE permanecem quietos em casa, quase não dando trabalho algum.
À noite, assisto alguns programas de televisão, notadamente aquele intitulado "O COMBATE", pelo Canal 7.
Minha esposa chega um tanto tarde, tendo tomado o trem das 19:34 horas na estação de CALMON VIANA. Vem ela contando a situação precaríssima de sua irmã ROSA, cada vez mais na desgraça, uma vez que agora o SOLDADO WÁLTER LEME DA SILVA mostrou não ter mais jeito. Continua preso na sub-seção do Presídio Militar "ROMÃO GOMES", aguardando uma resposta sobre sua exclusão definitiva, pois sua inclusão, após o crime de deserção, foi em caráter precário. Se, por sua vez, salvar-se da exclusão, será então submetido a Conselho de Disciplina, através do 1º BP "TOBIAS DE AGUIAR". Caso a Justiça opine pelo último proceder, duas coisas lhe podem acontecer: ser reformado administrativamente (recebe por mês 9 dias de seu ordenado) ou então ser expulso das fileiras da FORÇA PÚBLICA, visto haver um processo sobre furto.
Além da ROSA, sua irmã LÍGIA, casada com um dos irmãos do WÁLTER, está em situação melindrosa também. Cheia de filhos, é obrigada a trabalhar para sustentar o tal de JOÃO, sujeito vigarista e vagabundo.
MARIA retorna tristíssima de sua terra, com esses diversos problemas de família. No entanto, que poderemos fazer a não ser ajudar suas irmãs em certas ocasiões??
49 a. no VIETNÃ, tropas americanas destroem as rampas de lançamento próximas a HANÓI e HAIPHONG, em 2 de novembro de 1966.
45 a. falece ARMANDO DA SILVA, antigo morador de POÁ, em 2 de novembro de 1970.
44 a. falece ASDRÚBAL EURITYSSES DA CUNHA, em PIRASSUNUNGA, em 2 de novembro de 1971. Nasceu em BAGÉ, no dia 13 de fevereiro de 1899. Foi revolucionário do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32. Uma breve biografia consta da data de seu nascimento.
40 a. falece o cineasta italiano PIER PAOLO PASOLINI, em 2 de novembro de 1975, assassinado em OSTIA, na ITÁLIA.
39 a. JIMMY CARTER, do partido democrata, é eleito presidente dos ESTADOS UNIDOS com 50,1% dos votos, em 2 de novembro de 1976.
37 a. depois de estabelecer novo recorde de sobrevivência no espaço, dois cosmonautas soviéticos deixam a estação espacial SALYUT 6 e voltam à TERRA, em 2 de novembro de 1978.
36 a. dos apontamentos realizados no dia 2 de novembro de 1979: nesta sexta-feira, FINADOS, deixo LUCINDA na casa de sua irmã ESMERALDA e vou para POÁ. Encontro minha mãe e minha filha MARIZETE à minha espera. Pretendem ir ao cemitério agora cedo. Conversamos com tia ANTONIETA, vizinha de minha mãe. No cemitério local estão presentes meu irmão CARLOS, (que hoje está completando 41 anos de idade), sua esposa MARLY e a filha do casal SUZANA. Eles acompanham minha mãe no cemitério, na visita ao túmulo da família FONSECA. Encontramos várias pessoas conhecidas no cemitério e as conversas trazem reminiscências de um passado vivido na cidade de POÁ. Às 17 horas, minha mãe faz uma pequena homenagem aos 41 anos de meu irmão. Fala de seu serviço em GUARAPUAVA. Talvez encerre 1979 naquele lugar. Retorno a GUARULHOS, passando pela casa de dona ESMERALDA, onde se encontra LUCINDA. Assisto no JORNAL NACIONAL: Morre em PARIS o bandido mais ousado da FRANÇA – JACQUES MESRINE; YASSER ARAFAT encontra-se em PORTUGAL.  JUAZEIRO DO NORTE – as romarias em louvor ao PADRE CÍCERO, COPA DA EUROPA – PORTUGAL 3 x NORUEGA 1; sumiu o navio BERGE VANGA na rota BRASIL – JAPÃO; EUA cortam a ajuda militar à BOLIVIA por causa do Golpe de Estado dado pelo CORONEL ALBERTO NATUSCH BUSCH.
32 a. governador geral da ILHA DE GRANADA, PAUL SCOON, anuncia ruptura de relações com CUBA, URSS e países com influência soviética, em 2 de novembro de 1983.
31 a. retorna à URSS SVETLANA, no dia 2 de novembro de 1984, a filha única de STALIN, que permaneceu 17 anos nos ESTADOS UNIDOS
28 a. de minhas anotações em 2 de novembro de 1987. Não tenho obrigações a cumprir nesta segunda-feira, DIA DE FINADOS. O Curso Superior de Polícia exige nosso retorno amanhã. Na minha biblioteca tenho os jornais das datas que viajei, para recortá-los. As noticiais principais vou anotando em minhas memórias.
Muito calor neste FINADOS. A TV GLOBO - SP-TV e HOJE – mostram a movimentação nos cemitérios. Mais tarde vamos buscar dona ESMERALDA, mãe da LUCINDA. Ela permanecerá em casa durante a internação da LUCINDA, fato que acontecerá amanhã cedo no Hospital da CRUZ AZUL.
Milhares de nordestinos comparecem perante o túmulo do PADRE CÍCERO, em JUAZEIRO DO NORTE.
O Ministro do Exército, GENERAL LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES, chega na INGLATERRA e é recebido com honras militares.
O 1º Ministro ZHAO ZIYANG foi confirmado hoje como novo Secretário-Geral do Partido Comunista e nomeado vice-presidente da poderosa Comissão Militar do Partido. Transforma-se no novo homem forte da CHINA.
GORBATCHOV anunciou a revisão dos “crimes imperdoáveis” de STALIN, mas também condenou duramente uma de suas principais vítimas, LEON TROTSKY.
Mais quatro dias e o Grupo Anti-Sequestro (GAS) encerrará o caso do seqüestro de ANTÔNIO BELTRAN MARTINEZ. O delegado EXPEDITO MARQUES PEREIRA, delegado-chefe do Departamento de Homicídios, que também comanda o GAS, está definindo o relatório final das investigações realizadas.
LUCINDA se prepara para a internação no Hospital da CRUZ AZUL, arrumando suas roupas e outros pertences.
26 a. transf. reserva CORONEL PM MOACYR ALVARENGA DE OLIVEIRA. Nasceu em 2 de junho de 1938. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 12 de fevereiro de 1957. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 14 de dezembro  de 1960. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1961; 1º Tenente – 24 de maio de 1965; Capitão – 23 de março de 1970; Major – 25 de janeiro de 1979; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1983; CORONEL – 28 de maio de 1987. Passou para a inatividade em 2 de novembro de 1989.
25 a. parlamento de MOÇAMBIQUE aprova uma nova constituição tornando o país uma democracia multi-partidária, em 2 de novembro de 1990.
24 a. falece o produtor e diretor de cinema IRWIN ALLEN e do intérprete do palhaço BOZO – DÉCIO – em 2 de novembro de 1991.
23 a. falece o produtor, diretor e roteirista de cinema, HAROLD EUGENE ROACH, em 2 de novembro de 1992.
23 a. falece o Cel. Ref. IVO DE CAMARGO VARGAS, em 2 de novembro de 1992. Nasceu em 11 de junho de 1934. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 12 de fevereiro de 1954. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de abril de 1958. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1961; 1º Tenente – 25 de agosto de 1964; Capitão – 15 de dezembro de 1969; Major -  não tenho as datas de suas outras promoções.
21 a. em que a CPI do ORÇAMENTO resolveu investigar mais 17 órgãos do governo e estatais suspeitos de beneficiar empreiteiras e fornecedoras a partir de emendas de parlamentares ligados ao esquema do deputado JOÃO ALVES, no dia 2 de novembro de 1993. Apenas na área da Secretaria de Desenvolvimento Regional foram identificados 14 parlamentares que aprovaram emendas de mais de 1,6 milhão de dólares, valor oito vezes superior à média no órgão – duzentos mil dólares.
20 a. assassinado em BOGOTÁ, na COLÔMBIA, o candidato presidencial conservador ÁLVARO GOMEZ HURTADO, em 2 de novembro de 1995.
19 a. da missa rezada na cripta do Monumento-Mausoléu pelo reverendo HÉLIO VIOTTI. O Cel. GUIMARÃES foi buscá-lo. O veterano JOSÉ SOARES MARINS ajuda o padre durante a missa. Presentes: Sr. GERALDO FARIA MARCONDES (todo de branco), GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, PAULINO DELFINO NOGUEIRA, Cel. VALDIR SUZANO, Cel. RENALDO ALVES DA SILVA; vários oficiais da PM e cadetes; escoteiros; o deputado federal ARNALDO FARIA DE SÁ, REGINA CELENTANO, está se pavoneando pelo recinto, dizendo ser a representante do deputado estadual ERASMO DIAS. O Cel. ARY CANAVÓ chega em cima da hora. A celebração da missa é feita com certa dificuldade, pois o padre VIOTTI está com noventa anos. O veterano Sr. PIRES ajuda-o. Esse encontro no Monumento-Mausoléu serviu para trocarmos idéias sobre as dificuldades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, principalmente com referência ao próprio Monumento. O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco é o diretor do Monumento, mas não desempenha o seu papel. Não compareceu nesse ato religioso, mandando um capitão representá-lo . Outro problema são os cupins. O Sr. MARCONDES ainda procura uma saída para combater essa praga. Conversamos com os escoteiros. É uma idéia trazê-los para o MMDC. Serviriam de cicerones no Monumento. Poucos são os veteranos que compareceram no dia de hoje, 2 de novembro de 1996. Mandamos os convites com bastante antecedência, inclusive com publicação no Diário Popular.   
19 a. transferência para a reserva do CORONEL PM CARLOS ALBERTO LOPES e do TENENTE–CORONEL PM DJALMA JOAQUIM NOGUEIRA, em 2 de novembro de 1996. CARLOS ALBERTO LOPES nasceu em 31 de agosto de 1945. Entrou para as fileiras da antiga FORÇA PÚBLICA em 1º de setembro de 1965. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1970; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 25 de agosto de 1982; MAJOR – 24 de maio de 1989; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1993.
DJALMA JOAQUIM NOGUEIRA nasceu no dia 11 de novembro de 1950. Entrou para as fileiras da FORÇA PÚBLICA em 7 de julho de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1980; CAPITÃO – 25 de agosto de 1987; MAJOR – 25 de agosto de 1995. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL.  
18 a. onde estão anotados os seguintes dados referentes a 2 de novembro de 1997: “Ás 8h30, rumo para o IBIRAPUERA. Minha idéia era levar os veteranos PIRES e THEOBALDO LEITÃO para que eles pudessem assistir a missa de FINADOS. Acontece que o LEITÃO telefonou-me ontem dizendo que sua esposa não está passando bem. O Sr. PIRES também me disse, por telefone, que não está recuperado da operação da hérnia e sua ida ao Monumento–Mausoléu não iria lhe fazer bem. LUCINDA também não me acompanha por causa da casa, da construção, do PAULO CÉSAR e dela própria, sempre sentindo dores na perna esquerda. No interior do Monumento, encontro o veterano SILVEIRA PEIXOTO. Depois vejo o PAULINO, GERALDO FARIA MARCONDES, o Coronel Ref. THEODORO CABETTE e esposa. O Cel. CANAVÓ chega às 9h40. Logo vejo o Cel. VALDIR SUZANO, representante do Comandante Geral. O Cap. ARRUDA e vários oficiais escalados estão presentes. Comento com o Cel. SUZANO a atual situação da Sociedade. O Sr. MARCONDES está conosco e quer se candidatar presidente para as eleições de abril. O Padre VIOTTI, do Colégio SÃO LUÍS, comparece ao ato religioso, mas não reza a missa. Deixa isso ao cargo do Padre CÉSAR AUGUSTO. A missa vai terminar às 11 horas. Conversamos com os presentes e deixamos o IBIRAPUERA. O calor é muito forte neste domingo. LUCINDA queixa-se de dores na perna esquerda. Acompanho os jogos do Campeonato Brasileiro. Os resultados da rodada colocam o CORINTHIANS entre os quatro clubes que seriam rebaixados, caso a primeira fase terminasse hoje. Ontem, dia 1º de novembro de 1997, o ASPIRANTE A OFICIAL PAULO DAMASCENO, de 23 anos, matou o “motoboy” MARCOS FLÁVIO RODRIGUES, de 19 anos, em OSASCO, numa discussão no trânsito. O Asp. Of. PAULO DAMASCENO está preso no PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES”. Neste domingo, meu irmão CARLOS completa 59 anos de idade. Está em SANTOS com sua família. Como venho fazendo aos domingos, às 22 horas, assisto o décimo programa de “CLÁSSICOS EM MANCHETE” com a apresentação do maestro HERBERT VON KARAJAM, regendo a orquestra filarmônica de BERLIM. Apresenta hoje a Segunda Sinfonia de SERGUÊI KOPROFIÉV e LA MER de ACHILLE CLAUDE DEBUSSY – ALVORADA AO MEIO-DIA NO MAR – JEUX DES VAGUES – DIÁLOGO DO VENTO E DO MAR. Essas anotações, que agora passo para o registro de minhas memórias, no computador, são de DOIS DE NOVEMBRO DE 1997.  
17 a. das seguintes anotações, em 2 de novembro de 1998: “A Sociedade Veteranos de 32-MMDC programou para esta manhã de FINADOS uma missa de réquiem na cripta do Monumento–Mausoléu em lembrança das almas dos veteranos do Movimento Constitucionalista de 32. A fim de participar do evento, saio de casa às 7h30. Pego um lotação na Av. Brigadeiro FARIA LIMA que me conduz até a estação ARMÊNIA. Viajo no trem até a Praça da Sé. Pego um ônibus para atingir o IBIRAPUERA. Sou um dos primeiros a chegar no Monumento–Mausoléu. Os veteranos THEOBALDO LEITÃO, MANUEL DE OLIVEIRA, JOSÉ SOARES MARINS, GERALDO FARIA MARCONDES, ATILIANO, GABY, o corneteiro ELIAS e outros participantes da Revolução, com parentes, fazem-se presentes. A PM manda representantes (oficiais e praças). O Cel. GUIMARÃES representa o Comandante Geral. Vejo também o Capitão ARRUDA. O Cel. ARY CANAVÓ chega por volta das 9h30. A missa é celebrada pelo reitor do Colégio SÃO BENTO, o monge dom ROCCO FRAIOLI, acompanhado de um padre auxiliar. Essa missa ficará na história do MMDC pelo entusiasmo demonstrado pelo monge ROCCO. O Professor GABRIEL, afastado do MMDC por causa da política desenvolvida pelo Coronel ARY CANAVÓ, está presente e quer saber dos passos que iremos dar em 1999, quando, em abril, haverá reunião do CONSELHO SUPREMO para escolha do novo Presidente. O Sr. MARCONDES fala no nome do ministro GUÁLTER GODINHO. Causa admiração o toque de SILÊNCIO, executado pelo CORNETEIRO ELIAS (corneteiro da Revolução de 32). Terminada a missa, há uma confraternização entre os presentes, lembrando episódios da Revolução de 32. A viúva do Cel. RUFINO é uma dessas pessoas. Seu marido chegou a ser presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Numa viatura da Corregedoria, cedida pelo Cel. GUIMARÃES para transportar os monges que rezaram a missa até o Mosteiro de SÃO BENTO, também deixo o IBIRAPUERA. Retorno a GUARULHOS por volta das 13 horas. Aproveito o dia para descansar e tratar dos papéis na biblioteca. Alguns jogos de xadrez no computador, sem ganhar, preenchem um bom tempo. Continuo lendo – CINQÜENTA ANOS DEPOIS -, de CHICO XAVIER”. Essas anotações foram feitas em 2 de novembro de 1998.
17 a. furacão MITCH mata cerca de 11 mil pessoas na AMÉRICA CENTRAL, em 2 de novembro de 1998.     
16 a. das anotações feitas em 2 de novembro de 1999 (terça-feira):Realiza-se hoje uma missa de FINADOS “IN MEMORIAM” dos combatentes de 32, na cripta do MONUMENTO – MAUSOLÉU. Às 7h40, deixo Guarulhos num lotação. Pego o metrô na ARMÊNIA e, na SÉ, um ônibus que vai para o IBIRAPUERA. Chego cedo, antes das 9 horas. Apenas alguns soldados lá se encontram. Tenho o grande desprazer de cruzar com REGINA CELENTANO. Teima em ser conselheira do MMDC. Ainda está sob liminar judicial. Começa a falar mal do Cel. ARY CANAVÓ, que logo também chega na área externa do Monumento. O Capitão AGRELLA, comandante da Companhia que cuida do Mausoléu, vem nos contar que quase toda a tropa do seu batalhão acha-se empenhada na região do SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, onde o PADRE MARCELO ROSSI realiza uma missa com um show de ROBERTO CARLOS, XITÃOZINHO E XORORÓ, AGNALDO RAYOL – EU CREIO NA VIDA – é o lema dessa super–missa. O MAJOR EDMUNDO e o CAPITÃO GALDINO cuidam da solenidade no Monumento–Mausoléu. O Cel. GUIMARÃES, CORREGEDOR PM, representa o Comandante Geral. O Presidente do MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES, hasteia o PAVILHÃO NACIONAL; o CORONEL EB Ref JAIRO, presidente da Associação dos ex- combatentes do BRASIL, a Bandeira do Estado de São Paulo; O Sr. ZACHARIAS WALESKI, representante do Clube PIRATININGA, a Bandeira do Município e o veterano CARLOS AUGUSTO FRANCISCO SOFFREDI, comandante do Exército Constitucionalista, a Bandeira da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Entre os presentes: ARIOVALDO CHACUR, seu filho AFIF CHACUR NETO, ALEXANDRE; os veteranos PAULINO DELFINO NOGUEIRA, Cel. EB Ref ATILIANO MARTINS CORRÊA, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, GABY, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e seu filho FLÁVIO AUGUSTO; os tenentes BARRETO e MARCELO, muitos oficiais e praças escalados, viúvas de veteranos. O abade dom ROCCO FRAIOLI, reitor do COLÉGIO SÃO BENTO, celebra a missa. É auxiliado pelo Major Capelão do IV COMAR, PAULO FLÁVIO DA SILVA. Antes da missa, falo algumas palavras sobre essa data, relacionadas com os combatentes de 32 já falecidos. Após a missa, o Sr. MARCONDES faz uma inspeção às dependências do Monumento. O Cel. GUIMARÃES, o Cel. ARY CANAVÓ e eu os acompanhamos. Quase às 12 horas, despeço-me do ARIOVALDO e do seu filho. Seu funcionário, o ALEXANDRE, leva-me até as imediações da estação ARMÊNIA. Num lotação, regresso a GUARULHOS.
Após almoçar, descanso até às 17 horas. Na biblioteca cuido de minha papelada. Assisto os jornais da RECORD e GLOBO. O senhor MARCONDES telefona-me. Fala de seus planos na Sociedade. Quer conversar com o Governador MÁRIO COVAS, Cardeal Arcebispo dom CLÁUDIO HUMMES, com o Secretário da Cultura, com o prefeito, etc, etc. Será que ele fará tudo isso? FARIA é somente no nome???
PLÍNIO MARCOS sofre mais um derrame, internado no INSTITUTO DO CORAÇÃO, desde 23 de outubro de 1999. Ele está com pneumonia e o lado direito do seu cérebro comprometido.

ACONTECEU EM 2 DE NOVEMBRO DE 2000 : -    QUARTA-FEIRA
Pela terceira vez, o monge DOM ROCCO FRAIOLI, do MOSTEIRO DE SÃO BENTO, coadjuvado pelo MAJOR CAPELÃO DA AERONÁUTICA, PAULO FLÁVIO DA SILVA, celebram a missa "IN MEMORIAM" dos ex-combatentes de 1932, no MONUMENTO MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, no IBIRAPUERA. A missa dos veteranos de 32 sofre duas grandes interferências que irão diminuir muito a presença de público no Monumento–Mausoléu. EM INTERLAGOS, o padre MARCELO ROSSI celebra a missa de FINADOS e a cerimônia irá contar com mais de dois milhões de fiéis. Isso implica no policiamento reforçado da área do autódromo. No ARAÇÁ, no TÚMULO DOS HERÓIS da PMESP, teremos várias missas ao longo do dia. Quase toda a PM está escalada para assisti-las. Quando chegamos no Monumento, encontramos o monge dom ROCCO FRAIOLI e o MAJOR CAPELÃO PAULO FLÁVIO DA SILVA. Pela terceira vez, eles celebrarão a missa de FINADOS “IN MEMORIAM” dos heróis de 32. Estão chegando os veteranos: GERALDO FARIA MARCONDES, MINISTRO GUÁLTER GODINHO, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA (com sua esposa, dona ZYLKA, e seu filho FLÁVIO), PAULINO DELFINO NOGUEIRA, Cel. EB Ref ATILIANO MARTINS CORRÊA, CARLOS AUGUSTO FRANCISCO SOFFREDI e DORIVAL. Os coronéis VALDIR SUZANO e GUIMARÃES representam o Comandante Geral. Vários oficiais escalados estão presentes (entre eles o MAJOR FABIÃO, de GUARULHOS). Cel. EB Ref ARY CANAVÓ (ex–presidente do MMDC), historiador HERNÂNI DONATO (nosso conselheiro), Cel. Med. Ref. JORGE MIYASHIRO (relembro-lhe que no dia 4 de novembro ele completará 13 anos de passagem para a reserva), Professor EGBERTO MAIA LUZ, representantes do CLUBE PIRATININGA (que mandou uma coroa de flores), cadetes, escolares do Colégio Militar, parentes de veteranos já falecidos, tenente BARRETO, soldado EB NEVES (que criou um site na INTERNET sobre o MMDC), Cabo BAPTISTA, PM FLÁVIO. Dom ROCCO e Major Capelão PAULO celebram com muita dedicação a missa de FINADOS. Uma representante do Clube PIRATININGA, Coronel GUIMARÃES e Ministro GODINHO colaboram na leitura de trechos da missa. Após o evangelho, leio um discurso sobre o evento. DOM ROCCO e MAJOR PAULO vão recomendar os heróis de 32 na figura do herói jacente e o corneteiro ELIAS, com dificuldade, toca o SILÊNCIO, emocionando os presentes. Ainda conversamos com muita gente e vamos deixar o Monumento depois das 11 horas. O Coronel MENDES deixa-me na ARMÊNIA. Ali, retorno a GUARULHOS num lotação.

HELENA MARIA DA CONCEIÇÃO, aposentada, de 65 anos, foi trucidada e morta por CHARLES, um de seus três cães fila. O ataque ocorreu quando HELENA ia alimentar os animais. Morava na rua JORGE MARTINS PRADO, 296, em CIDADE ADEMAR, na zona SUL de S.PAULO.

A motorista da perua escolar ROSEMARY APARECIDA FAZZIO DE SOUZA, de 39 anos, reagiu a um assalto e foi assassinada com tiros nas costas pelos bandidos que queriam levar sua KIA BESTA, no JARDIM ORIENTAL, na zona sul de São Paulo.

O foguete russo SOYUZ chegou à estação ESPACIAL INTERNACIONAL levando os cosmonautas russos SERGEI KRIKALYON e YURI GIDZENKO e o americano BILL SHEPERD. Eles se comunicaram com o Centro de Controle de Vôos Espaciais, em KOROLEV, na RÚSSIA, e informaram que iniciaram a instalação do sistema de iluminação da I S S.
Deverão passar quatro meses morando nesse lugar, a 384 quilômetros da TERRA.

ACONTECEU EM 2 DE NOVEMBRO DE 2001 : -     SEXTA-FEIRA
Por volta das 8 horas, inicio uma viagem até o IBIRAPUERA, a fim de, como Secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC participar da missa de FINADOS, conforme planejamos em outubro. 
O TENENTE-CORONEL CAPELÃO DA AERONÁUTICA, PAULO FLÁVIO DA SILVA, celebra a missa IN MEMORIAM dos ex-combatentes de 32 no MONUMENTO-MAUSOLÉU DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, a convite nosso. O presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, faz um breve discurso sobre a data. Entre os presentes, noto que ex-combatentes que não pertencem ao MMDC vieram para o ato solene por causa da publicação nos jornais. Um desses veteranos é o Sr. NIASI SALIBY, que serviu ao BATALHÃO ANHANGUERA, na região de RIBEIRÃO PRETO. Trouxe seus familiares, inclusive um filho que estuda no MACKENZIE. GINO STRUFFALDI e família; Cel.EB Ref. ARY CANAVÓ; ARIOVALDO CHACUR; ALEXANDRE; CABO EB  NEVES; Cel. GUIMARÃES; Cel. VALDIR SUZANO; Sr. GERALDO FARIA MARCONDES; MINISTRO GUALTER GODINHO; advogado CARRARO;  representantes do Clube PIRATININGA , da ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DA 2a. GRANDE GUERRA e da ABORE, se fazem presentes na solenidade religiosa, quase todos acompanhados de parentes. O tenente HERNANDEZ, da DAMCO, é o orador. O Sr. MARCONDES aproveitou a ocasião para tecer críticas sobre o diretor do Museu, Arquivo Histórico e Biblioteca, RODRIGO, que retirou peças do MUSEU e devolveu todas encaixotadas, deixando as vitrines desguarnecidas das mesmas, causando  uma impressão muito ruim aos que queriam visitar o MUSEU nesta manhã. O ARIOVALDO propõe-se a assumir o cargo do RODRIGO, conforme conversa entre nós, antes da missa. O Cel. SUZANO acha ser prematuro tomar uma atitude contra o RODRIGO antes que ele execute uma exposição programada para 2002. O Sr. MARCONDES está indócil quanto a demissão do RODRIGO. Esse é um assunto que precisaremos estudar com muito critério nesse mês de novembro.
Terminado o ato religioso, o ARIOVALDO transporta-me até a Praça da Sé e vamos almoçar com CARBAIA, OLIVEIRA, MÁRIO MARGARIDO, PASSOS, SUPASIL, OREZ e outros integrantes do MMDS, conforme combinamos antes da missa de FINADOS.

O PADRE MARCELO ROSSI encontrou um jeito diferente de rezar pela paz, na MISSA DA FAMÍLIA, celebrada na manhã, em SÃO CAETANO DO SUL. Ele pediu que as cem mil pessoas presentes no ESPAÇO CHICO MENDES gritassem a plenos pulmões. Nem o susto provocado pelo palco, que cedeu alguns centímetros no inicio da apresentação, tirou o brilho da celebração. Estiveram na cerimônia, que também lembrava o DIA DE FINADOS, os cantores DANIEL, AGNALDO RAYOL e os grupos KLB e FAMÍLIA LIMA.

Um carro da POLICIA RODOVIÁRIA foi cercado e metralhado por bandidos, na madrugada, durante perseguição na Marginal Pinheiros, no Morumbi, zona sul. O PM ANDRÉ LUIZ FIGUEIREDO, de 33 anos, levou um tiro nas costa e foi operado no Hospital Albert  Einstein. Três homens que fariam parte da quadrilha que atirou contra o veículo da Polícia Militar foram presos. Caminhoneiro perde a direção e despenca no RIO TAMANDUATEÍ.  

TRÊS MULHERES morreram no acidente envolvendo um ônibus e uma carreta as 4h05 no KM 360 da rodovia RÉGIS BITTENCOURT, em MIRACATU, no VALE DO RIBEIRA. Outras 38 pessoas ficaram feridas e foram socorridas nos hospitais de JUQUITIBA e ITAPECERICA DA SERRA. A estrada ficou interditada seis horas nos dois sentidos. O congestionamento atingiu 20 quilômetros e atrasou a viagem dos motoristas no feriado prolongado de FINADOS.

PELO TERCEIRO DIA CONSECUTIVO, os bombardeiros B-52 despejaram bombas sobre as linhas de frente do TALEBAN nos arredores da capital do AFEGANISTÃO. Com uma novidade: segundo fontes da oposição, conselheiros militares americanos que estão instalados no território afegão teriam orientado, de terra, a ação das fortalezas voadoras. O objetivo final é abrir o caminho para uma grande ofensiva da ALIANÇA DO NORTE. Outro alvo da aviação americana são túneis e cavernas onde possa estar  escondido o terrorista saudita OSAMA BIN LADEN. Nos EUA, que já enfrentam uma onda de bioterrorismo por via postal, uma nova ameaça mobiliza tropas da GUARDA NACIONAL para proteger pontes na CALIFÓRNIA. No total, oito Estados do oeste americano estão sob alerta máximo diante de ameaças de atentados.   

Durante congresso internacional sobre energia atômica, que está sendo realizado na ÁUSTRIA, especialistas afirmaram que a rede terrorista AL-QAEDA, liderada por BIN LADEN, tentou obter material nuclear na RÚSSIA para reciclar uma bomba. Para eles, o terrorista não hesitaria em explodir uma bomba atômica.     

FOI DETIDO BERNARDO LAGO CONDE, de 23 anos, filho da atriz BETH LAGO, ao tentar embarcar em um vôo para NOVA IORQUE, na companhia da mãe. Em fevereiro passado, CONDE foi flagrado pela polícia com um cigarro de maconha no bolso, pagou fiança e foi solto. Meses depois, um oficial de justiça tentou entregar-lhe uma intimação, mas não o encontrou, o que resultou na decretação de sua prisão preventiva.

Nos ESTADOS UNIDOS, que já enfrentam uma onda de bioterrorismo por via postal, uma nova ameaça mobiliza tropas da Guarda Nacional para proteger pontes da CALIFÓRNIA. No total, oito Estados do oeste americano estão sob alerta máximo diante das ameaças de atentados.

2 002  :  -   SÁBADO
Quatrocentas e cinqüenta caravanas de todo o País já confirmaram a participação na missa de FINADOS, a partir das 9 horas, celebrada pelo padre MARCELO ROSSI e pelo bispo dom FERNANDO FIGUEIREDO em frente ao SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, em JURUBATUBA, zona sul de São Paulo. A cerimônia foi batizada de “SAUDADES SIM, TRISTEZA NÃO” e faz menção à expressão de SANTO AGOSTINHO, que afirmava que quem ama deixa saudades. O público assistiu a apresentações das duplas sertanejas CHITÃOZINHO E XORORÓ, BRUNO E MARRONE, RICK E RENNER e dos cantores DANIEL e GILBERT, além do próprio padre MARCELO. Durante a cerimônia, JOANNA interpretou “NOSSA SENHORA”, de ROBERTO CARLOS, e AGNALDO RAYOL, a música de AÇÃO DE GRAÇAS. O ator TONY RAMOS leu um texto e fez um discurso sobre FINADOS. Depois da missa, padre MARCELO e os outros cantores interpretaram músicas próprias. 
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC teve problemas para rezar a costumeira missa de FINADOS no MONUMENTO-MAUSOLÉU porque o mesmo se encontra em reforma. Solicitou-se a DAMCO a permissão para que os veteranos falecidos de 1932 fossem lembrados na missa rezada pelo TENENTE–CORONEL CAPELÃO JOÃO BENEDITO VILLANO, pela manhã, no cemitério do ARAÇÁ, no Mausoléu dos HERÓIS DA PMESP.
Saio de casa por volta das 7:30 horas. Viajo de ônibus até a estação ARMÊNIA e, depois, viajando de metrô e fazendo baldeação na estação PARAÍSO, vou chegar nas CLÍNICAS. Aí fica muito fácil chegar no Cemitério do ARAÇÁ, inclusive já encontrando dezenas de praças que irão participar do ato religioso. Cumprimento o Comandante Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES e os Coronéis PAULO RÉGIS SALGADO, JOSÉ VASCONCELLOS FILHO, WÁGNER FERRARI, OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO, JAIRO PAES DE LIRA, RUBENS CASADO, JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO, JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, FERNANDO PEREIRA, TOMAZ ALVES CANGERANA, JOÃO LEONARDO MELE, ROMEU TAKAMI MIZUTANI, ÉDSON GONÇALVES, LUIZ CARLOS DA COSTA, LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA, Méd. ISAC CHAZIN, Tenente–Coronel FERNANDO, Major COSTA (da DAMCO) e muitos outros oficiais que se encontram no local (menção especial para o MAJOR DIAS, que veio conversar comigo e contar que atualmente serve no CASJ, onde foi classificado, por sua promoção recente). Ali está o GINO STRUFFALDI, atual Comandante do Exército Constitucionalista; o PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, chega em seguida. Acintosamente, o Coronel EB Ref  ARY CANAVÓ, vai procurar conversar com o presidente, com a maior “cara de pau”. Esquece o hipócrita que quer tirar o Sr. MARCONDES da presidência da Diretoria Executiva. A Capitão Fem PM ROSA DE CÁSSIA SUZUKI é a oradora do evento e faz isso muito bem. O Tenente–Coronel VILLANO executa o ato religioso de maneira comovente. O toque de SILÊNCIO também é um momento triste, bem como aquele que o Cmt. Geral vai depositar uma coroa de flores no Monumento. Vamos depois até o monumento da extinta GUARDA CIVIL, onde também há a encomendação dos heróis da co-irmã antiga, toque de silêncio e onde o comandante geral também dirige a palavra. Vamos encontrar dona ELZA CHACUR, viúva do nosso saudoso AFIF CHACUR, mãe do ARIOVALDO CHACUR, a quem está representando, pois seu filho é nosso conselheiro. AFIF CHACUR também foi conselheiro do MMDC. Estão também presentes WÁLTER TAVERNA e LUIZ SÉRGIO CARRARO. Comento com estes a petulância do CANAVÓ em, acintosamente, provocar no cemitério o Sr. MARCONDES. Quase às 11 horas, deixamos o local.
Em casa, encontro o AMÉRICO visitando sua mãe. Só que está falando muita bobagem. Ou é pinga ou então está ficando esclerosado. Não suporto a sua conversa desconexa.
No cemitério DOM BOSCO, PERUS, zona norte, o cardeal arcebispo emérito de São Paulo, dom PAULO EVARISTO ARNS, rezou missa pela manhã em frente à vala de PERUS (onde foram encontradas ossadas de desaparecidos políticos do regime militar).

LUCINDA conta que sua mãe tem cismado com a televisão. Diz ela que muitas pessoas ficam olhando para ela. Rezou algumas vezes com o PADRE MARCELO, que sempre estava querendo conversar com ela. A cabeça de dona ESMERALDA está criando fantasias. Ela brinca bastante com uma boneca, como se fosse uma criança. 
      
Sr MARCONDES liga à tarde. Está contente com o carinho como foi tratado hoje de manhã e o papel ridículo do Cel. ARY CANAVÓ que se desmoraliza perante os conselheiros do MMDC e junto à oficialidade da Polícia Militar que não o vê com bons olhos. Alguns acham que ele é um psicopata.

JOGOS PELO CAMPEONATO BRASILEIRO NESTE SÁBADO : - Os meninos da VILA venceram o BUGRE por 2 a 0, à tarde, no estádio JAIME CINTRA, e praticamente carimbaram o passaporte para a fase final do certame. Com a derrota, o GUARANI ficou mais distante do grupo dos oito melhores da competição, em 13 º lugar. FLAMENGO 2 x BOTAFOGO 0  e INTERNACIONAL 0 x CORITIBA 1 foram os outros jogos desta data. O SÃO PAULO, com 43 pontos, já se classificou para a segunda fase, ocupando a liderança isolada. Em segundo lugar estão SÃO CAETANO e SANTOS. O CORINTHIANS ocupa o 4º lugar. Em 5º está o JUVENTUDE com 37 pontos. Em sexto, estão embolados, com 33 pontos cada: ATLÉTICO (MG), CORITIBA e GRÊMIO. 

NASCERAM as gêmeas JÚLIA e HELENA MOURA, filhas da jornalista CARLA MOURA, de 31 anos. Os bebês, com 1,3 quilo e 1,2 quilo, respectivamente, nasceram uma semana após LUÍSA, a primeira das trigêmeas, num caso raro de gestação múltipla com nascimento em dias diferentes. No RIO.

2 DE NOVEMBRO DE 2003   :  -     DOMINGO
É um domingo muito desagradável. Chuvisca e esfriou o tempo. Prefiro ir almoçar com minha mãe em POÁ do que ir à missa das 10 horas, no cemitério do ARAÇÁ, onde, no Mausoléu dos HERÓIS DA PM vai ser rezada uma missa, abrangendo também as almas dos veteranos mortos de 1932. Com esse estado de coisas, não fica fácil viajar. Mesmo assim, por volta das 12:30 horas estou chegando na casa de minha mãe. Faltando alguns dias para ela completar 95 anos, está atravessando uma fase de luta contra as dificuldades físicas inerentes da idade. Reclama que sua visão não vai bem, às vezes enxergando coisas irreais. Acha ela que é proveniente da pressão alta. Comentamos que o CARLOS, meu irmão, está completando sessenta e cinco anos hoje. Ele se encontra com sua família, em SANTOS, tendo saído para almoçar num restaurante. A situação de minha mãe não é boa. Não volta a conversar sobre “asilo”, como fez no domingo passado, criando um ambiente muito pesado. Em razão de suas conversas do dia 26 de outubro, passei uma semana pessimista. Hoje, apesar de suas reclamações quanto ao impedimento de sua locomoção, ela não torna a repetir a infeliz conversa do domingo anterior. O meu primo RENATO e o ADALVO comentam que faleceram algumas pessoas conhecidas em POÁ: o médico CIPRIANO MÔNACO e um senhor conhecido apenas pelo apelido de “MANCHA”, aos 67 anos. Como sempre acontece, o RENATO leva-me até a estação de POÁ, por volta das 16 horas. Ele me conta que hoje recebeu a visita de seu comandante, o TENENTE-CORONEL FABIÃO. Amanhã, deverá ir cedo com um caminhão buscar lajotas para um piso que o comandante planejou no quartel, na cidade de MOGI-GUAÇU.
Não é boa a viagem de retorno para casa. Chuvisqueiro e frio são os ingredientes negativos do domingo.

A chuva também fez com que uma boa parte dos paulistanos deixasse de visitar seus entes queridos nos cemitérios neste FINADOS. Mesmo as concorridas missas do PADRE MARCELO ROSSI, que, no ano passado, levaram 170 mil fiéis ao bairro de INTERLAGOS, não conseguiram juntar mais que 18 mil pessoas em suas três edições do domingo. O dia cinzento e chuvoso também afastou o Secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, de um de seus compromissos: participar da cerimônia da missa das 10 horas em homenagem aos mortos em serviço da POLÍCIA MILITAR, no ARAÇÁ, quando foi lembrado os falecidos da revolução de 1 932.
No RIO DE JANEIRO o movimento foi intenso no cemitério do CAJU, onde estão os túmulos de NOEL ROSA, TIM MAIA e ORLANDO SILVA. Em BRASÍLIA, o cemitério CAMPO DA ESPERANÇA, o maior da cidade, recebeu milhares de pessoas durante todo o dia. Muitos aproveitaram para visitar o túmulo do ex-presidente JUSCELINO KUBITSCHEK, embora seus restos mortais tenham sido transferidos em 1 981 para o MEMORIAL JK, que também fica em BRASÍLIA.
    
ROBINHO cumpriu a promessa e garantiu o “bicho” dos jogadores do SANTOS no clássico desta tarde contra o CORINTHIANS. O atacante marcou o primeiro gol e comandou o time no triunfo por 3 a 1, na VILA BELMIRO. O CORINTHIANS saiu na frente com um gol de FABRÍCIO e o SANTOS virou com ROBINHO, PEREIRA e FABIANO. No MORUMBI, o atacante LUÍS FABIANO deixou o SÃO PAULO mais perto da LIBERTADORES ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o CORITIBA. Outros resultados: FORTALEZA 1 x CRUZEIRO 2; FIGUEIRENSE 6 x PAYSANDU 0; JUVENTUDE 2 x FLAMENGO 2; VITÓRIA 3 x GOIÁS 4; VASCO 0 x INTERNACIONAL 1. Os jornais de 31 de agosto de 2004 dão a notícia da venda do atacante do SÃO PAULO para o PORTO, de PORTUGAL, por dez milhões de dólares. FABIGOL viajou na noite de 28 de agosto para a EUROPA e no dia 30 fez exames médicos no novo clube.

Após eliminar GUSTAVO KUERTEN, ROGER FEDERER e ANDY RODDICK, o britânico TIM HENMAN coroou sua ótima semana ao bater o romeno ANDREI PAVEL e conquistar pela primeira vez na carreira um título de MASTERS SERIES, em PARIS.

ELEITA a nova loira do TCHAN, SILMARA MIRANDA, de 22 anos. Ela tem 1,70 metro e 62 quilos. Em SÃO PAULO.

O mineiro FRANK CALDEIRA, de 20 anos, venceu a VOLTA DA PAMPULHA, disputada em BELO HORIZONTE. CALDEIRA completou os 17.580 metros da corrida em 52 min 49 seg, seguido pelo queniano STEPHEN RERIMOI.

BASES COMUNITÁRIAS da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana foram atacadas hoje por grupos de homens armados. Dois soldados e dois guardas ficaram feridos, mas não correm risco de morte. Com esses, chegam a seis os atentados contra bases da PM e da GCM na região metropolitana de SÃO PAULO em dois meses e meio. Hoje um PM fardado e um carro da PM também foram alvo de criminosos. O primeiro caso aconteceu às 2:40 horas, quando quatro homens em um GOL verde dispararam mais de dez tiros contra uma base móvel da PM na rua PAIM, na BELA VISTA, em frente a um conhecido treme-treme. O segundo caso ocorreu por volta das 20:30 horas no PARQUE SANTA MADALENA. Ocupantes de um ÔMEGA preto passaram atirando contra a BASE da GCM da rua IAMACURU. Em SANTO ANDRÉ dois homens, em uma PARATI, lançaram uma granada contra um carro da PM que fazia ronda, na avenida INDUSTRIAL. A granada caiu no colo de um PM que estava no banco do passageiro e não explodiu.
 
CINCO MIL PESSOAS participaram hoje da 8ª CAMINHADA PELA PAZ E PELA VIDA, na zona sul da Capital. Os manifestantes percorreram ruas do CAPÃO REDONDO, CAMPO LIMPO e JARDIM ÂNGELA, que já foi considerado pela ONU o bairro mais violento do mundo, e se reuniram no Cemitério SÃO LUÍS, onde houve um ato ecumênico.

Cerca de dois mil santomenses foram receber o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA no aeroporto de SÃO TOMÉ E PORTO PRÍNCIPE, ao som de um trio elétrico que tocava música do grupo brasileiro É O TCHAN ! e até um “jingle” criado para a ocasião, que dizia: “Brilha como estrela, presidente do BRASIL “. Na inauguração da embaixada, foi a vez de o ministro da CULTURA, GILBERTO GIL, uma celebridade em SÃO TOMÉ, cantar. Acompanhado pelo trio elétrico, GIL entoou NO WOMAN NO CRY, de BOB MARLEY, na sua versão em português, NÃO CHORES MAIS. Quando o presidente chegou para a inauguração, as caixas de som, colocadas na frente da casa, tocaram BANDEIRA DO DIVINO, de IVAN LINS: “Deus nos salve esse devoto, vem abrir sua morada, dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome”. LULA desembarcou hoje em ANGOLA.

A ocupação americana no IRAQUE teve hoje o seu dia mais dramático desde o anúncio do fim dos grandes combates, em 1º de maio. No pior dos ataques contra as tropas americanas, um helicóptero de transporte foi derrubado, provavelmente por mísseis, deixando 16 militares mortos e 20 feridos em BAISA, sul de FALUJA, a oeste de BAGDÁ. Outro soldado dos EUA morreu ao passar sobre uma mina. Já são 139 os soldados americanos mortos no “pós-guerra”. A insatisfação da opinião pública americana em relação à atuação do País no IRAQUE cresce. O Secretário Americano de DEFESA, DONALD RUMSFELD disse que “numa guerra longa e sangrenta, dias trágicos são necessários”.

O PAPA JOÃO PAULO II rezou hoje por todos os mortos e pediu a todos os fiéis do mundo que não olhem a morte como a última palavra do destino humano, mas como a “passagem para a vida eterna”. Diante de dez mil peregrinos presentes na praça de SÃO PEDRO, o PAPA ressaltou o significado da morte e da eternidade, por ocasião do DIA DE FINADOS. O PAPA lembrou aos fiéis que é “importante e obrigatório ir aos cemitérios e rezar pelos defuntos”. Aos 83 anos, o PAPA, que enfrenta problemas de saúde, parecia cansado e teve que interromper sua leitura várias vezes para recuperar o fôlego. HOJE, o PAPA JOÃO PAULO II desistiu de descer à cripta da basílica de SÃO PEDRO para rezar diante das sepulturas de seus antecessores devido à dificuldade de acesso ao local. Depois da oração, ele improvisou algumas palavras em polonês e se dirigiu a seus compatriotas para agradecer por eles terem rezado nos últimos dias diante das sepulturas de seus pais, na POLÔNIA.

Pelo menos 24 pessoas morreram, ontem, na ÍNDIA, quando o motorista do ônibus no qual viajavam perdeu o controle da direção e caiu em um precipício, perto da cidade de ALANDI, a oeste da capital do País. De acordo com fontes oficiais, os viajantes se dirigiam a um local de peregrinação hindu. Dezoito das vítimas morreram na hora; 33 foram resgatadas com vida, mas seis delas morreram no hospital. Foram mortos no acidente dez mulheres, dez homens e quatro crianças.

MORREU o ator, dançarino e cantor LAJAR MUZURIS. Trabalhou em doze novelas da TV GLOBO, como BANDEIRA DOIS e PAI HERÓI. Também atuou no circo, no teatro e no cinema. Aos 75 anos, de causa não divulgada, no RIO DE JANEIRO.

A Igreja Episcopal dos EUA, como é chamada a igreja Anglicana naquele País, consagrou neste domingo o seu primeiro bispo homossexual. Ele se chama GENE ROBINSON, é divorciado, tem dois filhos e vive a 13 anos com um companheiro. “A igreja está se movendo em direção às pessoas que se encontram marginalizadas”, diz o bispo. Fundada no século XVI pelo rei inglês HENRIQUE VIII, estima-se que a Igreja Anglicana tenha 80 milhões de fiéis em 164 países.

ASSISTO na GLOBO, NOVA YORK SITIADA. Filme de 1998, dirigido por EDWARD ZWICK, com DENZEL WASHINGTON, ANNETTE BENING, BRUCE WILLIS e SAMI BOUAJILA. Agente especial do FBI, oficial da CIA. e general unem forças para capturar perigoso grupo de terroristas que plantam bombas em diversos lugares de NOVA YORK, levando a cidade ao caos. Há idéias interessantes pontilhando o relato: o general interpretado por BRUCE WILLIS revela-se um verdadeiro ditador na condução do cerco militar da cidade e os cidadãos norte-americanos de origem árabe reclamam das hostilidades dos soldados, com passeatas de repúdio onde pedem o reconhecimento de que não são inimigos. Mas aquele que assiste o filme percebe que as respostas são à altura da hostilidade do general. Naturalmente esse filme ganhou uma outra dimensão após o ataque do terror às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001.

2 004  :  -  SEGUNDA-FEIRA
Ainda com problemas de reforma, não haverá missa no Monumento-Mausoléu, como reza o Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Afastado da Diretoria Executiva desde 13 de julho, desconheço quais os contatos com a Polícia Militar no sentido de os veteranos de 32 serem lembrados durante a missa principal que será rezada no Mausoléu dos Heróis da PM no ARAÇÁ, conforme aconteceu nos dois últimos anos.

Os americanos irão hoje às urnas para decidir quem irá governar o país nos próximos quatro anos: o senador democrata JOHN KERRY ou o presidente GEORGE W. BUSH. As votações já tiveram início no dia 18 de outubro em 11 Estados americanos, como a FLÓRIDA e NEVADA. A razão para antecipar o pleito é evitar ou reduzir problemas e filas. É grande o risco de os americanos terem de esperar vários dias, talvez semanas, para saber o resultado da eleição presidencial de hoje, admite o próprio governo. A questão é que ambos os candidatos permaneciam, ontem, empatados – indicando que a diferença poderá ser determinada por apenas centenas de votos. As pesquisas apontavam empate técnico e, em alguns casos mostravam pequenas vantagens de BUSH sobre KERRY.

Apesar da LUCINDA ter conseguido dormir somente na madrugada, por causa das brincadeiras do IAGO, hoje ela levanta às 4 horas, já com o horário novo (os relógios foram adiantados uma hora, à meia-noite), a fim de possibilitar nossa ida até o Cemitério de POÁ, nesta manhã.
Saímos de casa, no carro do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, às 8 horas, e vamos diretamente para o cemitério da cidade onde nasci. Muita gente visita o campo santo, ficando até difícil encontrar um lugar para colocar o carro. Uma surpresa muito triste, quase todos os túmulos foram vilipendiados por ladrões de bronze. Inscrições com nomes dos falecidos simplesmente sumiram, deixando o cemitério numa situação de abandono. O túmulo da família FONSECA também está sem as placas de identificação dos meus avós (mas só que nesse caso o furto aconteceu já há alguns anos). Depois de minha entrada na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, deixei de freqüentar o Cemitério de POÁ, pois as missas no Monumento-Mausoléu, em FINADOS, impossibilitavam minha ida até esse município. Agora, afastado do MMDC, que enfrenta tremenda crise interna, posso retornar a POÁ num dia de FINADOS. Não encontramos ninguém da família e o mausoléu está numa situação de desleixo. Ali, oramos, lembrando dos parentes, principalmente de minha mãe, falecida em 11 de maio. Não é um momento agradável. Uma onda de nostalgia toma conta da gente. Lembranças de meus tios, de meus primos, todos falecidos, fazem com que recordações dos tempos em que eram vivos venham à nossa memória.
Deixando o cemitério, vamos visitar MARIZETE, ADALVO e FELIPE. Estão todos dormindo. LUCINDA quer aproveitar a viagem para trazer o oratório de minha mãe, que a MARLENE pediu. Vamos reviver a casa onde dona ALICE viveu durante meio centenário. Está tudo como ela deixou há mais de cinco meses. Depois de alguns meses, notamos que há uma certa distância entre nós e nossos parentes. Tenho uma impressão ruim de que não somos bem vindos. Meu genro mostra algumas fotografias tiradas nos últimos dias de minha mãe. Isso me faz um grande mal. Não queria revê-la nessa situação de dependência, amparando-se pelas paredes, com falência de suas forças, ao extremo. O ADALVO trocou as vigas que sustentavam o assoalho da casa onde minha mãe morou, pois as mesmas foram atacadas por cupins e estavam numa situação de perigo, pois poderiam se romper e o assoalho viria abaixo. A idéia do ADALVO e MARIZETE é mudarem para essa residência. O proprietário da casa, que foi um dia de minha tia CATARINA e tio GERALDO, onde também residiu o casal MANUEL DOS PASSOS e dona NENÊ, vizinho das nossas terras, achou por bem demolir a residência e iniciar a construção de um prédio que atenda as suas necessidades. Ele é dono de um depósito de material para construção. Resultado: um enorme paredão isola essa propriedade da nossa. Isso é muito bom, pois não entrará ninguém desse lado. O ADALVO explica o que está para acontecer. Diz também que alugou o sobrado que ele construiu num terreno que dei para eles há muitos anos atrás. Revendo objetos deixados por minha tia FELICIDADE DE LOURDES FONSECA BUENO, vamos encontrar uma certidão de nascimento de JOSÉ ANTÔNIO FERREIRA BUENO, filho dela com tio WAZINGTON FERREIRA BUENO, nascido em 18 de agosto de 1947. Levo um susto ao descobrir esse documento, pois não estava mais lembrado de uma criança que morreu com tenra idade, irmã do WÁLTER TADEU, meu primo. Mas isso traz à tona as lembranças de meus tios e de meu primo, todos falecidos, que encerraram a existência de uma família toda.
Não vamos ficar muito tempo em POÁ, onde tenho um misto de alegria por rever cantos que foram meus no passado e profunda tristeza por lembrar do passamento de minha mãe. LUCINDA está com dores nas pernas e muito cansada porque somente conseguiu dormir de madrugada, num dia em que trabalhou muito e foi obrigada a cuidar do bisneto. Essa viagem até POÁ traz recordações tristes. A própria data é propícia para isso: lembrar nossos parentes que já estão do outro lado. Em suma, não gostei de ter ido em POÁ neste FINADOS.
Por volta das 11:10 horas, estamos chegando em casa. Acompanho nos noticiosos da TV como está acontecendo as eleições nos EUA. Há um empate entre BUSH e KERRY e não dá para se saber quem está na frente. Somente nos próximos dias é que poderemos ter uma noção exata de quem ganhou essas eleições.

É grave o estado de saúde do ator e vereador recém-eleito pelo RIO DE JANEIRO, STEPAN NERCESSIAN, de 50 anos. Ele sofreu parada respiratória após uma cirurgia para tratar um quadro de colecistite aguda. Ele está internado na UTI do Hospital BARRA D´OR. Na madrugada de segunda-feira, STEPAN passou mal em casa e foi levado para o hospital, onde deu entrada à 1:39 hora apresentando quadro de inflamação da vesícula biliar. O ator, que também é presidente do RETIRO DOS ARTISTAS, no RIO, passou por cirurgia de emergência. Depois da operação, permaneceu internado em um quarto, onde esteve acompanhado por parentes. Mas, por volta das 21 horas não conseguiu respirar e teve que ser levado para a UTI e foi entubado pelos médicos. PEDRO, sobrinho de NERCESSIAN, que faz o papel de FABRÍCIO em “MALHAÇÃO”, novela juvenil da TV GLOBO, falou que houve complicação após a cirurgia e revelou que familiares estão apreensivos, mas confiante em sua recuperação. STEPAN nasceu em CRISTALINA, em GOIÁS. Foi militante do PCB e participou da campanha pela anistia nos anos 70 e pela democratização do país. Presidente licenciado do Sindicato dos Artistas, se elegeu este ano vereador do RIO DE JANEIRO. Seu último papel na TV GLOBO foi na minissérie “UM SÓ CORAÇÃO”, em 2004. Participou ainda das novelas “KUBANACAN” (2003); “DESEJOS DE MULHER” (2002); “FORÇA DE UM DESEJO” (1999); “PÁTRIA MINHA” (1994); “MULHERES DE AREIA”, “FELICIDADE” (1991); “O SORRISO DO LAGARTO” (1991) e “VALE TUDO” (1988). No cinema, NERCESSIAN atuou em “DEUS É BRASILEIRO” (2003) e “ORFEU” (1999), ambos do diretor CACÁ DIEGUES, entre muitos outros.

No fim de um dia em que os eleitores americanos compareceram em massa às urnas para escolher seu presidente, a respeitada empresa de pesquisas de opinião ZOGBY indicou, preliminarmente, hoje, uma vitória do senador democrata JOHN KERRY sobre o presidente americano GEORGE W. BUSH por 311 votos no Colégio Eleitoral contra 213. Pela sondagem, KERRY venceria por diferença acima de 3 pontos porcentuais em OHIO, PENSILVÂNIA, FLÓRIDA, WISCONSIN, NEW HEMPSHIRE e MICHIGAN. O presidente GEORGE W. BUSH teria vantagem de menos de dois pontos na CAROLINA DO NORTE. Para ser eleito, o candidato à presidência dos EUA precisa ganhar pelo menos 270 votos eleitorais de um total de 548.

O presidente dos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, xeque ZAYED BIN SULTAN AL-NAHAYAN, morreu hoje. “A corte real anuncia aos países árabes e islâmicos e ao resto do mundo a morte do líder na nação, xeque ZAYED nesta terça-feira à noite”, informava um comunicado da rede de televisão ABU DHABI. ZAYED tinha 90 anos e apresentava problemas de saúde há algum tempo. O vice-presidente MAKTOUM BIN RASHID AL-MAKTOUM assumirá o cargo até que o Conselho Federal se reúna em 30 dias para eleger um novo presidente para os sete emirados.

O cineasta holandês THEO VAN GOGH foi assassinado nesta segunda-feira, diante de um escritório do governo holandês, em AMSTERDÃ. Era cineasta, cronista de jornal e escritor. Dirigiu cerca de vinte filmes, vários polêmicos e publicou três livros. Tinha 47 anos.
O controvertido cineasta era conhecido por suas críticas ao tratamento dispensado às mulheres na sociedade islâmica, que aparece em seu filme de 2004 “SUBMISSION”, baseado em um roteiro de uma parlamentar liberal de origem somali, AYAAN HIRSI ALI, que defende as mulheres conta a rigidez do islamismo.
Parente distante do pintor do século XIX, VINCENT VAN GOGH, o cineasta era convidado regularmente a participar de programas de televisão, onde suas opiniões radicais alimentavam polêmicas. Depois de “SUBMISSION”, ele recebeu ameaças de morte e estava sob proteção policial. Entretanto, não gostava de viver sob vigilância e freqüentemente despistava seus guarda-costas.
A porta-voz da polícia ELLY FLORAX confirmou a morte do cineasta, acrescentando que o suspeito do homicídio foi preso após um tiroteio com a polícia em um parque próximo ao local do crime. THEO foi apunhalado e depois morto a tiros.
O cineasta dirigiu o filme “0605”, uma trama sobre o assassinato do político holandês PIM FORTUYN, um líder populista de direita, em maio de 2002, poucos dias antes das eleições, e cuja estréia estava marcada para o dia 12 de dezembro, na internet.

PERDEU a apelação na Suprema Corte o médico JACK KEVORKIAN, apelidado de DOUTOR MORTE. Ele está preso a cinco anos e terá direito a pedir liberdade condicional em 2007. KEVORKIAN alega ter ajudado pelo menos 130 pessoas a cometer suicídio. Em WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS.

2 005   :   -   QUARTA-FEIRA
Era idéia irmos até POÁ nesta manhã, com a finalidade de visitar o cemitério, onde estão os restos mortais de meus parentes. No entanto, ontem à tardinha, o CABO PM JOÃO, que ira nos levar, quebrou o carro e agora cedo precisa levá-lo para trocar o rolamento.
Não haverá também a cerimônia fúnebre em homenagem aos mortos da revolução de 1932. O novo Estatuto já não mais traz a obrigação dessa comemoração, após sentirmos enormes dificuldades para a realização desse ato religioso no Monumento-Mausoléu. O capelão da PM sempre estava ocupado, tal como também neste FINADOS, com várias missas, durante todo o dia, no Monumento dos HERÓIS DA PM, no Cemitério do ARAÇÁ.
Fica aqui registrado o meu preito sentido pela lembrança da perda de minha mãe em 11 de maio de 2004 e que os meus sentimentos acompanhem a saudade dos momentos que passamos juntos. Também lembro de meus outros parentes e FINADOS nunca poderá ser uma data sem essas lembranças doloridas. 
E o DIA DE FINADOS, frio, desagradável, nostálgico, reserva uma manhã de trabalhos no computador. Não consigo mesmo entrar na internet. Mas, depois, com o auxílio do PAULO CÉSAR, vejo que é apenas ignorância de minha parte. Ele abre facilmente a internet, mostrando que nada entendo do assunto.
Tento falar com POÁ. Não consigo um contato com o meu genro, mas falo com meu primo SARGENTO RENATO. Na verdade queria saber se o meu irmão CARLOS estava em POÁ. O RENATO diz que ele se encontra em SANTOS. Quero cumprimentá-lo pelo seu aniversário, mas isso não é possível, pois o telefone toca e ninguém atende.
Já à noite, quem me telefona é o ROMAGNOLI. Conta como foi a sua conversa com o GENERAL BUENO e o advogado HERBERTO. Foram discutidos alguns pontos importantes: o contrato da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com a FARAH SERVICE que promete dar três mil reais mensais para o MMDC, durante um ano. Isso ainda não entrou em vigor; a convocação para uma audiência com o promotor da Secretaria do MEIO AMBIENTE, sobre definição de quem é o “dono” do Monumento-Mausoléu; e, também, o caso de uma representação que o GENERAL BUENO fez na 1ª Delegacia de Polícia contra infâmia, calúnia e difamação que CARVALHOSA cometeu contra a sua pessoa. Combinamos ir à Assembléia Legislativa no próximo dia 4, na solenidade do centésimo aniversário da CAIXA BENEFICENTE DA PMESP.                    
Com a ajuda da KÁTYA vou ler o primeiro e-mail que recebo:
Prezado Coronel Ventura, boa noite!
Primeiramente, cumpre-me parabenizá-lo por sua inclusão na internet.
Por segundo, gostaria de fazer um breve relatório de minha reunião com o General Bueno e o Dr. Herberto Carnide.
1- Dr. Herberto falou sobre a convocação pelo Ministério Público que ocorrerá dia 17/11/05, me deu um pequeno relatório sobre o processo e uma planilha sobre o andamento das obras até 01/11/2005, inclusive se ofereceu para nos acompanhar no dia 17/11 na Promotoria (o que, de plano concordei, pois, se alguém conhece o processo é ele Dr. Carnide);
2- Falamos sobre o IP 1111/04, promovido pelo General contra o Emendabille (não tenho opinião formada sobre isto, pois, ainda não tive oportunidade de conhecer o IP na íntegra);
3- Por fim, falamos sobre a indenização proposta pela Farah. Diz o General que o Sr. Michel está passando por pequenas dificuldades financeiras e que gostaria de parcelar o 1º pagamento da seguinte forma: 3 (tres) parcelas de R$ 1.000,00 com vencimento para 05/11/2005; 30/11/2005 e 05/12/2005. As demais parcelas seriam adimplidas nas datas aprazadas. O Dr. Herberto entende que não deveríamos aceitar. Entende que deveríamos peitar a Farah Service. Eu, particularmente entendo que peitarmos a Farah pode ser um risco, mas de qualquer forma, gostaria de ter um posicionamento de todos para que eu possa então, comunicar o General Bueno. Pela manhã estarei no Fórum de Guarulhos, mas qualquer recado poderá ser passado para a Rose em meu escritório (chegarei por voltas das 11:30 hs.), que, tão logo que chegue me comunico com o Sr.
Novamente parabéns pela Internet
um grande abraço do amigo
Carlos Romagnoli
Ainda nesta noite cumprimento meu irmão CARLOS pelo seu aniversário e acertamos o negócio de POÁ. Ele pagaria a quantia de cem mil reais pela minha parte nas casas e terrenos deixados pelos nossos pais. Agora resta a concretização do negócio. Ainda acrescento na conversa que é minha idéia, caso não se realize a transação, levar minha biblioteca para POÁ.

Nesta noite ainda navego pela internet na tentativa de aprender a mexer com o computador nesse campo.


O DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE NOVEMBRO PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM ADILSON ALVES DE MORAIS, do 8 º GB. Nasceu em 3 de julho de 1958. Entrou para a PMESP no dia 13 de fevereiro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.

Dois milhões de pessoas visitaram os cemitérios da Capital, no DIA DE FINADOS. E muitas aproveitaram a ocasião para fazer uma “visita” aos famosos que já se foram ou para aprender um pouco sobre a história da Cidade e de seus personagens ilustres. No Cemitério do MORUMBY, o túmulo mais famoso e visitado do lugar, o de AYRTON SENNA, estava rodeado de flores e pessoas. O estudante WILLIANS MARTINS DE SOUZA, de 24 anos, foi o primeiro a chegar por lá. Ele carregava um álbum recheado de recortes e fotografias do ídolo e mostrava orgulhoso a todos que passavam para prestar uma homenagem a SENNA.

O túmulo de ELIS REGINA era muito fácil de se identificar, no meio de milhares de placas cobertas de flores. Estava decorado com fotos, livros, revistas, pastas de recortes e até uma bandeira do BRASIL bordada de lantejoulas. O responsável pela decoração é o gerente de uma casa noturna, EUCLIDES MARIANO RODRIGUES FILHO, que há 23 anos, faça chuva ou sol, pode ser visto lá, no DIA DE FINADOS.

Uma jovem que não quis se identificar passou revoltada pelo túmulo de número 1.701, onde está enterrado o comediante RONALD GOLIAS, falecido no dia 27 de setembro.  “No dia do enterro tinha tanta gente que não dava para chegar perto e hoje não tem ninguém. O povo só lembra na hora, depois todos caem no esquecimento”, reclamou. O túmulo tinha apenas um singelo vaso de flor e poucos admiradores.

Visitar túmulos de personagens ilustres foi também a opção de muitas pessoas no Cemitério da CONSOLAÇÃO. Lá estão sepultadas grandes personalidades que fizeram parte da história de SÃO PAULO. E foi possível fazer uma visita monitorada, contando com a ajuda do guia FRANCISVALDO GOMES, o “POPÓ”. Foi o que fez o aposentado ANTÔNIO FORETO, 73 anos. “Gosto de ver os túmulos das famílias que ajudaram a construir SÃO PAULO e, com o guia, pude aprender mais”, comentou.


Uma denúncia anônima levou hoje a Polícia Civil de SÃO PAULO, que investiga a morte de ANA BEATRIZ DE AQUINO, de 4 anos, a um sítio em SOROCABA. O terreno abandonado pertence ao padrasto da criança, o advogado e pastor FERNANDO LOPES, 50 anos. Ele a mãe de ANA BEATRIZ, JAQUELINE DE AQUINO, 24 anos, são os principais suspeitos do assassinato. O casal está preso e nega ter cometido o crime. A polícia recebeu a informação de que a menina teria sido espancada até a morte pelo casal na própria casa da família, na PENHA, zona leste da Capital, em 4 de setembro. No mesmo dia, o corpo teria sido levado ao sítio ANGICO BEGÔNIO, na altura do km 128 da Rodovia RAPOSO TAVARES. Até o final da tarde a polícia nada havia encontrado. Bombeiros também participaram das buscas.


Hoje de madrugada, a carreta gigante que atravessa SÃO PAULO, seguiu até a PRAÇA DO CANCIONEIRO, no BROOKLIN NOVO. Ontem, o veículo quebrou nas PERDIZES.

 Com dois gols de KELLY cobrando pênaltis, o CRUZEIRO venceu o CORINTHIANS por 2 a 1, no MINEIRÃO, e acabou com a invencibilidade de 14 jogos do líder no CAMPEONATO BRASILEIRO. NILMAR diminuiu para o TIMÃO, que torce para que amanhã o PARANÁ vença o INTERNACIONAL, para manter os seis pontos de vantagem na ponta. Outros resultados: SÃO PAULO 2 x ATLÉTICO MINEIRO 2; PONTE PRETA 2 x SANTOS 1; GOIÁS 1 x FLUMINENSE 2; JUVENTUDE 2x FORTALEZA 0.

“TIO GLAUCO”, LURDINHA, ISLENE, FEITOSA, CREUZA e todo o elenco de “AMÉRICA” fizeram uma festa numa churrascaria do RIO para marcar o fim das gravações na novela que se encerra nesta semana. CAROLINA RODRIGUES, que vive a Maria-breteira PENHA, sofreu um acidente quando voltava para casa. O PÁLIO que a atriz dirigia ficou destruído e ela teve fratura na perna esquerda.

A judoca mineira SARA RIBEIRO AZALINE MÁXIMO, de 22 anos, foi encontrada morta, ontem, por volta das 13:30 horas, em sua residência, em BELO HORIZONTE. Na noite de segunda-feira, dia 31 de outubro, conforme o técnico FLORIANO DE ALMEIDA, SARA chegou em casa vinda do treino, comeu um lanche, conversou com familiares e começou a fazer um trabalho para a Faculdade de Direito, antes de dormir. Pediu à mãe que não fosse acordada muito cedo porque avançaria pela madrugada com a tarefa da escola. A judoca foi encontrada morta pela mãe. A causa da morta ainda será investigada após o resultado da autópsia e o relatório do médico legista.  SARA era judoca do MINAS TÊNIS CLUBE e disputava competições na categoria meio-médio. A judoca colecionava títulos nas categorias de base. Começou a praticar judô no MINAS TÊNIS CLUBE aos 11 anos, na primeira turma feminina aberta nos cursos de aprendizagem.

O primeiro relatório do deputado GUSTAVO FRUET, um dos sub-relatores da CPI DOS CORREIOS, concluirá que a versão dos empréstimos bancários para justificar a origem do mensalão é falsa. Os técnicos da CPI descobriram que os empréstimos contraídos pelo empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA no BANCO RURAL não passam de uma manobra contábil, provavelmente para maquiar operações no exterior. “Os empréstimos são uma fantasia”, diz FRUET, que deve entregar o relatório com essa conclusão segunda-feira, dia 7. Desmontada a versão do empréstimo, o relatório vai apontar como uma das fontes do mensalão os milionários contratos das agências de publicidade de VALÉRIO com o governo. Conclusão semelhante foi apresentada terça-feira, dia 1 º de novembro, pelo presidente da CPI DO MENSALÃO, senador AMIR LANDO: pelo menos parte do CAIXA 2 do PT e dos partidos aliados teria origem nas estatais.

O governo brasileiro reagiu com cautela e certo constrangimento aos elogios do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, ao presidente LULA. Em entrevista ao “ESTADO”, BUSH – que no fim de semana fará uma visita oficial a BRASÍLIA – disse ter boa relação com LULA e considerou o empenho dele vital para a consolidação da democracia na AMÉRICA LATINA. As declarações provocaram euforia em alguns setores do governo, como o ITAMARATY. O Planalto, porém, preferiu não demonstrar muita animação para não contrariar movimentos de esquerda aliados do PT que criticam a política americana. Os presidentes se encontrarão também na 4 ª CÚPULA DAS AMÉRICAS, na ARGENTINA, no dia 4 de novembro. 

Responsável direta pela segurança da comitiva do presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, durante sua visita ao BRASIL entre sábado, dia 5, e domingo, dia 6, a Polícia Federal vai mobilizar cerca de 500 policiais para a operação. Desde hoje, o HOTEL BLUE TREE PARK, em BRASÍLIA, onde BUSH e toda sua comitiva ficarão hospedados, não recebe mais hóspedes. Agentes do FBI e da CIA já estão no local, onde foram instaladas antenas de telecomunicações de uso privativo do governo americano. BUSH, a primeira-dama LAURA e a secretária de Estado, CONDOLEEZZA RICE chegam a BRASÍLIA no sábado, provavelmente à noite, e só terão compromissos oficiais no domingo, para o encontro com o presidente brasileiro, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

FERRUCCIO VALCAREGGI, técnico da ITÁLIA derrotada na final da COPA DE 1970 pelo BRASIL, morreu hoje, aos 86 anos, em FLORENÇA. Segundo a Federação Italiana de Futebol, o comandante da seleção campeã da EUROPA de 1968 estava doente havia muito tempo. VALCAREGGI dirigiu os italianos na histórica vitória sobre a ALEMANHA na semifinal do MUNDIAL DO MÉXICO, por 4 a 3, na prorrogação. Na decisão, entretanto, o BRASIL goleou por 4 a 1.

Quem abandona os animados cafés de SAINT-GERMAIN e do MARAIS para aventurar-se nos municípios dormitórios de PARIS não imagina que poucos quilômetros separam o paraíso dos CHAMPS ELYSÉES do inferno de uma nova BAGDÁ. Em menos de uma semana, a morte suspeita de dois jovens, eletrocutados numa caixa de transformador quando fugiam a perseguição policial, deflagrou um clima de guerrilha urbana que não se limita mais ao município de CLICHY-SOUS-BOIS, onde começou, mas se estende por toda a região de ÎLE-DE-FRANCE, AULNAY-SOUS-BOIS, BONDY, SEVRAN, CLICHY-SOU-BOIS... Mais de vinte municípios vizinhos da capital têm sido palco de violência e choques entre jovens socialmente marginalizados e a polícia sob comando de NICOLAS SARKOZY, ministro do Interior e candidato à presidência. Somente hoje de madrugada, 250 veículos foram incendiados, incluindo carros policiais. Dos mais de cem detidos, trinta e cinco permanecem presos. Cerca de mil latas de lixo foram incendiadas. 

Um atacante suicida explodiu hoje um ônibus carregado com bombas diante de um mercado ao ar livre, em MUSAYYIB, 60 km ao sul de BAGDÁ. Pelo menos 22 pessoas morreram e 60 ficaram feridas. Era fim da tarde e o local estava lotado de pessoas fazendo compras para a principal festa muçulmana, o EID, que encerra amanhã o período do jejum do mês do RAMADÃ. Entre as vítimas há muitas mulheres e crianças. MUSAYYIB é habitada por xiitas e foi alvo de outro atentado em julho, que matou cem pessoas diante de uma mesquita.

Segundo o diário AL-RIYADH, o rei da ARÁBIA SAUDITA, ABDALA, pediu ao presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, que liberte o meio-irmão de SADDAM HUSSEIN, BARAZAN IBRAHIM AL-TIKRITI, por questões humanitárias. BARAZAN está em estágio terminal de câncer.
FALECEU o produtor e roteirista do seriado JORNADA NAS ESTRELAS, MICHAEL PILLER, aos 57anos, em decorrência de um câncer. PILLER foi também o co-criador das séries VOYAGER e DEEP SPACE NINE. Em LOS ANGELES.

2 006    :     -    QUINTA-FEIRA
Apesar de ser DIA SANTO, levanto cedo e vou continuar a pesquisa nos livros de minhas memórias de 1973, até encontrar o que queria. No dia 25 de maio daquele ano comprei uma cota do Grupo número 149, no CONSÓRCIO ALMEIDA PRADO. Tratava-se de um plano para carro usado. A duração era de 50 meses e o grupo constava de 100 consorciados. Apenas no dia 27 de junho de 1973, participava do coquetel inaugural do grupo 136 no Auditório do CONSÓRCIO ALMEIDA PRADO, na Avenida CELSO GARCIA, 5.500, no TATUAPÉ. Comigo estavam o CAPITÃO ADERBAL e o MALACHIM, gerente de vendas.
MARGARIDA pediu-me provas da existência desse Consórcio, onde ela trabalhou de primeiro de março de 1973 a 14 de agosto de 1974.
Relembro, nas leituras, do 19 de maio de 1973, quando participei da FESTA DA ESPADA. Foram declarados aspirantes a Oficial cerca de 86 alunos-oficiais. O então CFA (CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO) era comandado pelo TENENTE-CORONEL MILTON DE ALMEIDA PUPO.
No dia anterior, 18 de maio, era fechado o PRESÍDIO TIRADENTES. No dia 22 de maio comemorávamos os 42 anos do CAPITÃO REIZO NISHI.
Em 18 de junho de 1973, o GENERAL DE EXÉRCITO ERNESTO GEISEL era indicado como candidato da Revolução de março à sucessão do presidente GARRASTAZU MÉDICI. Ele era o presidente da PETROBRÁS.  
Depois, passo o resto da manhã colocando no computador os principais fatos do dia primeiro de novembro.
Muita chuva no período da tarde. LUCINDA recebe a visita do seu irmão JOSÉ e sua cunhada DORA. Eles foram ao cemitério onde estão os restos mortais de dona ESMERALDA.
O SÃO PAULO não passou de um empate por 1 a 1 com a PONTE PRETA, nesta noite, num MORUMBI com mais de 56 mil torcedores. O time manteve a liderança do BRASILEIRO, mas viu a vantagem para o INTERNACIONAL ser reduzida para 5 pontos, com a vitória do time gaúcho sobre o BOTAFOGO, do RIO, por 1 a 0. Ameaçado pelo rebaixamento, o PALMEIRAS anunciou a contratação do técnico JAIR PICERNI.

No Memorial dos Redentoristas, em APARECIDA, cerca de 400 pessoas visitaram o túmulo do padre VÍTOR COELHO DE ALMEIDA. O movimento de fiéis ao túmulo aumentou depois que se iniciou o processo de canonização do padre. Descendente de escravos, PADRE VÍTOR nasceu em 12 de abril de 1927, em CAMPANHA (MG) e morreu em APARECIDA, em 1987. Vários casos de seus supostos milagres já foram encaminhados ao VATICANO, que abriu um processo de canonização em 16 de julho de 1998. Ainda em APARECIDA, outro túmulo ao qual houve um número razoável de visitas pertence ao atual prefeito da cidade, JOSÉ LUIZ RODRIGUES, o ZÉ LOUQUINHO, que resolveu construir seu jazigo ainda em vida e escolher para decorá-lo o emblema do CORINTHIANS.

Os 22 cemitérios municipais da cidade receberam 2,2 milhões de pessoas nesse DIA DE FINADOS. O número, apesar de alto, foi abaixo do esperado pela Prefeitura, que previa 2,5 milhões de visitantes. Muitos não visitaram túmulos devido à forte chuva que caiu durante boa parte do dia na cidade.
Doze anos após a morte de AYRTON SENNA, o túmulo do piloto ainda é um dos mais visitados no Cemitério do MORUMBY. Hoje pela manhã, dezenas de fãs se reuniram no local para deixar flores, rezar e conversar sobre o ídolo.
O governador CLÁUDIO LEMBO e o prefeito GILBERTO KASSAB participaram de uma missa, às 9 horas, em homenagem a policiais mortos em serviço no Mausoléu da Polícia Militar, no Cemitério do ARAÇÁ, no PACAEMBU. Cerca de 150 pessoas, entre policiais militares e bombeiros, compareceram à missa, que ocorreu sob uma chuva fina.

O cardeal dom CLÁUDIO HUMMES, nomeado na terça-feira prefeito da congregação do Clero pelo PAPA BENTO XVI, fez hoje uma das últimas missas antes de ir para o VATICANO, onde comandará cerca de 400 mil padres do mundo. No próximo domingo, dia 5, o cardeal ainda participará, na catedral de SÉ, da beatificação do padre MARIANO, um espanhol que viveu e morreu em SÃO PAULO. Dom CLÁUDIO ficará na capital até o fim de novembro.
Hoje, muitos fiéis se emocionaram durante a missa, no cemitério GHETSÊMANI, em PERUS. Ao final da cerimônia, dom CLÁUDIO foi aplaudido e abordado por muitas pessoas que queriam lhe desejar boa sorte. Cerca de 1.500 pessoas assistiram à celebração.

Mais de duzentas mil pessoas passaram hoje pelo SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, em SANTO AMARO, para acompanhar pelo menos uma das três missas celebradas hoje, no DIA DE FINADOS, pelo padre MARCELO ROSSI.

HOSANA RODRIGUES, 33 anos, e sua filha SOFIA, de oito meses, foram encontradas mortas em uma casa no bairro do JARDIM CANTAREIRA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, por volta das 23:30 horas da terça-feira, dia 31 de outubro. O principal suspeito pelo crime é o ex-marido de HOSANA e pai da criança. Até esta noite ele ainda não se havia apresentado à polícia. Ao lado dos corpos, encontrados pelo irmão do suspeito, havia um bilhete com a inscrição: “Eu só queria a minha família de volta. GUI, amo você”. A polícia acredita que GUI pode ser GUILHERME, garoto de 5 anos, filho do primeiro casamento de A.P. O casal teria um relacionamento perturbado, agravado após a separação, ocorrida há cerca de três meses. Quando foi morta, HOSANA estava na casa do cunhado, onde o ex-marido estaria morando. Ela teria ido até lá na manhã de terça, acompanhada da filha. Só à noite, porém, o irmão do suspeito comunicou as mortes à polícia. Ele afirmou ter estranhado o fato de as duas estarem deitadas na mesma posição cinco horas após sua saída. O cunhado encontrou a sobrinha asfixiada e a cunhada, estrangulada.   

O presidente reeleito LULA aproveitou o dia em SALVADOR, para relaxar na praia. Acompanhado da primeira-dama, MARISA LETÍCIA, e de vários parentes e amigos, inclusive crianças, LULA ficou na PRAIA DE INEMA, na Base Naval de ARATU, a 40 km do Centro de SALVADOR. Usando uma sunga azul marinho, o presidente tomou banho de mar duas vezes, jogou vôlei e futebol com as crianças e conversou animadamente com o grupo que o acompanha, de cerca de quinze pessoas. Ele está hospedado na casa do comandante da base, uma construção recuada, distante inclusive das outras cerca de cem casas de oficiais. A residência é cercada pela vegetação típica da Mata Atlântica, numa área de reserva ambiental chamada BOCA DO RIO.  

A maior crise da aviação brasileira envolve, desde a madrugada, vandalismo em guichês de companhias aéreas e até ameaças de agressão a funcionários, além de muitos protestos e gente dormindo nos saguões de aeroportos. “Queremos solução”, gritavam passageiros em coro, protestando em passeata pelos corredores. Em CUMBICA, poucos vôos decolaram na madrugada, e os que partiram tinham horas de atraso, como nos dias anteriores. Segundo a passageiro LUCIANA DE OLIVEIRA, um funcionário do aeroporto sacou um revólver quando pensou que seria agredido. A polícia foi chamada a reforçar a segurança nos terminais. Também houve depredação e ameaças de agressão no GALEÃO. Às 3 horas, o tráfego aéreo praticamente parou no País. A Aeronáutica convocou todos os 149 controladores militares de vôo de BRASÍLIA – a punição por recusa pode ser cadeia. O presidente LULA pediu que o ministro do Trabalho ajude nas negociações.

Condenado por injúria o sociólogo petista EMIR SADER. Ele foi sentenciado a um ano de detenção em regime inicial aberto e a perder o cargo de professor da UERJ por chamar de racista o presidente do PFL, o senador JORGE BORNHAUSEN. SADER recorrerá da sentença. 

No 7º GRAMMY LATINO, realizado em NOVA YORK, MARIA RITA foi a brasileira mais premiada. A cantora, que desfilou pelo tapete vermelho, ficou com dois GRAMMY, o de melhor disco de MPB por SEGUNDO e o de melhor canção por CAMINHO DAS ÁGUAS. ADRIANA CALCANHOTO levou o prêmio de melhor álbum infantil latino por ADRIANA PARTIMPIM O SHOW. A noite foi da colombiana SHAKIRA, que garantiu quatro prêmios, entre eles canção e álbum do ano por LA TORTURA.  

O IRÃ testou hoje dezenas de mísseis, incluindo o SHAHAB-3 de longo alcance, no início de manobras militares batizadas como “O GRANDE PROFETA”. Segundo o governo de TEERÃ, o objetivo é demonstrar “a força defensiva” do país. A TV estatal mostrou vários tipos de mísseis sendo disparados de rampas móveis. O míssil SHAHAB-3 pode carregar uma ogiva nuclear e atingir ISRAEL e forças dos EUA no ORIENTE MÉDIO. Para WASHINGTON, as manobras mostram que o IRÃ é “uma fonte de potencial instabilidade na região”.

O poeta PABLO GUEVARA, representante da geração literária de 1950 no PERU, morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos. O escritor sofria de leucemia e passou os últimos meses debilitado pela doença. Professor de letras, estudou nas universidades SAN MARCOS e CATÓLICA, de LIMA. A poesia de GUEVARA trata do cotidiano, com inspiração na vida do povo. Seu mais recente trabalho é LA COLISIÓN (1999), coleção de cinco volumes de poesia. Nos últimos anos de vida, GUEVARA expressou grande admiração pelos poetas compatriotas BLANCA VARELA e JOSÉ WATANABE. “É um milagre que em um país como o PERU ainda existam tantos poetas”.

Morreu na noite desta quinta-feira, em LOS ANGELES, o escritor LEONARD SCHRADER, autor do roteiro de O BEIJO DA MULHER ARANHA, de HECTOR BABENCO. Segundo seu irmão, o também escritor PAUL SCHRADER, a causa da morte foi uma parada cardíaca. Ele estava com 62 anos. Nascido em GRAND RAPIDS, MICHIGAN, SCHRADER estreou no cinema em 1970, com YAKUSA, sobre o crime no JAPÃO, dirigido por SIDNEY POLLACK e protagonizado por ROBERT MITCHUM. Outros trabalhos incluem MISHIMA: UMA VIDA EM QUATRO ATOS e NAKED TANGO. O roteiro de O BEIJO DA MULHER ARANHA lhe valeu uma indicação para o OSCAR.

2 007    :    -    SEXTA-FEIRA        /2224  7414 4  1618492//418
Ontem, o DIÁRIO OFICIAL publicou a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ QUESADA FARINA, comandante do 41º BPMM. Nasceu em 16 de setembro de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 24 de maio de 1986; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1991; MAJOR - ????; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2006.

Quem já teve o cartão de crédito bloqueado, assustou-se com valores absurdos na conta de água ou luz ou teve o telefone bloqueado vai se identificar com “O SISTEMA”. A série, que estréia hoje, logo após o “GLOBO REPÓRTER”, vai ironizar o controle da liberdade a partir de situações como essas. “Nós nos achamos vítimas do sistema. Quando o cartão fica preso no caixa ou chegam contas altíssimas, eu sempre penso que estou sendo punida. É uma paranóia do mundo moderno. Partimos desse argumento para fazer a série”, conta FERNANDA YOUNG, que divide a autoria do programa de seis capítulos com ALEXANDRE MACHADO. A história começa com uma discussão por telefone entre o fonoaudiólogo MATIAS (SELTON MELLO) e a atendente de telemarketing REGINA (GRAZIELLA MORETTO). Depois de ser humilhada por ele na frente da chefe, GRETA (BETTY GOFMAN), ela decide se vingar: apaga o nome do rapaz dos cadastros. Da noite para o dia, ele fica sem energia no escritório, não consegue passar cheques, tem seus cartões bloqueados e não consegue fazer ligações.
À beira do desespero, MATIAS é resgatado por um grupo de jovens “excluídos” como ele. “TRASH (LÚCIA BRONSTEIN), PACA (MAÍRA DVOREK) e AVENARIUS ( GREGÓRIO DUVIVIER) vão resgatá-lo e, a partir daí, ele vai entrar em um mosaico de conspiração”, conta o diretor JOSÉ LAVIGNE.
Durante essa busca por sua identidade perdida, MATIAS vai descobrir que a chegada do homem à Lua e a morte do cantor americano  ELVIS PRESLEY foram situações forjadas.
Para descobrir qual é o segredo por trás do sistema, os telespectadores terão de esperar até o último capítulo. As tramas não serão iniciadas e concluídas no mesmo episódio.

O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO vem publicando nos últimos dias uma série de reportagens denominada “LICENÇA PARA MATAR”. Hoje, sai o capítulo 6 (advogado dos réus fardados). Conta a história do advogado CELSO VENDRAMINI, que largou a farda e passou a defender ex-colegas acusados de matar. CELSO VENDRAMINI fez parte da Polícia Militar e integrou a temida ROTA, grupo de elite da Corporação, que já foi alvo de várias denúncias de violência. VENDRAMINI deixou a PM, após levar um tiro em serviço. Hoje, advogado, sua especialidade é defender policiais acusados de assassinato. Na mesma página temos “JUSTIÇA MILITAR QUER JULGAR POLICIAIS QUE COMETEM HOMICÍDIO”. A discussão em torno da grande quantidade de absolvições dos policiais acusados de homicídio nos júris populares motiva um projeto pessoal polêmico do presidente do Tribunal de Justiça Militar, EVANIR FERREIRA CASTILHO.

Cerca de três milhões de fiéis assistiram hoje à celebração do DIA DE FINADOS no Autódromo de INTERLAGOS, organizada pelo padre MARCELO ROSSI. O evento começou por volta das 8 horas e superou bastante a expectativa de público inicial dos organizadores, que era de 500 mil pessoas. O tema da missa foi “SAUDADE SIM, TRISTEZA NÃO”. Antes de o padre MARCELO iniciar as bênçãos, porém, uma série de shows agitou o público. Passaram pelo palco artistas como WANESSA CAMARGO, PAULO RICARDO, GIAN e GIOVANI, PEDRO e THIAGO, RICK e RENNER, o grupo de forró FALAMANSA, JAIR RODRIGUES e FRANK AGUIAR.
O DIA DE FINADOS levou 2,5 milhões de pessoas aos 22 cemitérios municipais da Capital. O número superou as expectativas do Serviço Funerário Municipal. No maior cemitério da América Latina, o da VILA FORMOSA, na zona leste, por exemplo, foram registrados 400 mil visitantes. Pela manhã, 6 mil pessoas participaram da 12ª CAMINHADA PELA VIDA E PELA PAZ, na zona sul, que saiu de três pontos da região e terminou no Cemitério SÃO LUÍS.

O sambista JAMELÃO, de 94 anos, foi internado com febre alta na Santa Casa de Misericórdia, no Centro do RIO, no dia 30 de outubro. Nesta sexta-feira, a família o transferiu para o setor de emergência do Hospital COPA D´OR. No final do ano passado ele sofreu dois derrames.

Foram enterradas na tarde as três pessoas que morreram em uma das três quedas de helicóptero que ocorreram no dia 1º, quinta-feira, no Estado de São Paulo. JOÃO DANTE VELLOSO VIGGIANI, de 16 anos; REGINA MARIA TICOULAT VELLOSO, de 78, e IGNÁCIO BUENO DE MORAES NETO, de 62, viajavam na aeronave ROBINSON 44, que caiu às 13:50 horas de ontem em CARAPICUÍBA. A única sobrevivente, REGINA MARIA VELLOSO DE MORAES, de 50 anos, segue internada em estado grave no Hospital ALBERT EINSTEIN.
Um velório coletivo aconteceu durante a madrugada e a manhã de hoje na mansão da família VELLOSO, na Rua ITAVERÁ, no MORUMBI, zona oeste da Capital. Os corpos do estudante JOÃO, e de sua avó REGINA seguiram às 14:30 horas para o Cemitério da CONSOLAÇÃO. Mais de 200 pessoas acompanharam o enterro. Já MORAES NETO, de 62 anos, piloto da aeronave, foi enterrado no cemitério GETHSÊMANI.

Venceu hoje a licença médica de dez dias tirada pelo presidente do Senado, RENAN CALHEIROS. O senador pode prorrogar a licença por igual período, mas só deve anunciar sua decisão no dia 5 de novembro, segunda-feira. RENAN tirou a licença médica logo depois de se afastar por 45 dias da Presidência da Casa, após ficar sem sustentação política pra permanecer no cargo. Nesse período, que termina no dia 24 de novembro, ele tenta negociar sua absolvição nos cinco processos de cassação que continuam abertos no Conselho de Ética e na representação que está sob a análise da Mesa Diretora do Senado.

O padre JÚLIO LANCELOTTI aproveitou a manifestação de apoio que recebeu hoje pela manhã, na porta de sua casa, para fazer um desabafo público sobre o caso de extorsão do qual é vítima e sobre a acusação de corrupção de menores. Visivelmente abatido, com a barba por fazer e muito magro, LANCELOTTI se disse inocente e negou a suspeita de ter desviado dinheiro de instituições beneficentes das quais participa.
O padre se recusou a falar com a imprensa e afirmou que o desabafo era voltado para a comunidade e os amigos. Desde a revelação do caso de extorsão, publicada pelo DIÁRIO há quase um mês, ele havia falado publicamente sobre o assunto só uma vez.
Cerca de 200 pessoas participaram do ato de apoio ao padre LANCELOTTI. O grupo saiu em procissão da Paróquia SÃO MIGUEL ARCANJO, na MÓOCA, na zona leste, de onde o padre está afastado. O cortejo terminou na frente da casa do padre, também na MÓOCA. Ao final, foi entregue a ele uma carta de apoio.

O vigilante JACKSON ALVES DA SILVA, de 25 anos, que matou o investigador de polícia RÓBSON ELIAS, de 43, em uma agência da Caixa Econômica Federal de ITAQUERA, tinha apenas 9 meses de experiência na função. Segundo a polícia, antes de ser contratado pela empresa de segurança SUPORTE, que presta serviços ao banco, vendia churrasquinho na rua. SILVA foi autuado em flagrante por homicídio duplamente qualificado – motivo fútil e à traição – e transferido para o 13º Distrito Policial (CASA VERDE), que tem prisão especial.
Hoje à tarde, durante o enterro do corpo de ELIAS, no Cemitério da Quarta Parada, colegas do policial estavam inconformados com o crime.
O cozinheiro desempregado FERNANDO AUGUSTO ABREU VIANA, de 22 anos, também baleado pelo vigia JÁCKSON ALVES DA SILVA no banco, segue internado. A bala que o atingiu no peito é a mesma que perfurou a palma da mão do policial. VIANA perdeu parte do fígado e o rim direito. Ele tinha ido à agência receber o seguro-desemprego. A família de VIANA está revoltada porque a internação do rapaz é pelo SUS. Segundo a mulher dele, ANA PAULA OLIVEIRA, a Caixa Econômica Federal nem sequer a procurou. A assessoria da Caixa não foi localizada para falar sobre o caso.

As empresas envolvidas na adulteração de leite por soda cáustica e água oxigenada estão proibidas de vender leite UHT – o do tipo longa vida, de caixinha – até que comprovem a qualidade do produto por meio de análises técnicas. A medida envolveu as unidades de produção da PARLAMAT em SANTA HELENA, GOIÁS, e em CARAZINHO, no RIO GRANDE DO SUL; a cooperativa AVIPAL, em ITUMBIARA, GOIÁS e a CASMIL, de PASSOS, ambas em MINAS GERAIS. Foi nessas empresas mineiras que a operação OURO BRANCO da Polícia Federal identificou a fraude. 

Mais de meio milhão de fiéis devotos de PADRE CÍCERO participaram hoje da romaria do DIA DE FINADOS em JUAZEIRO DO NORTE, no CEARÁ. Um dos locais mais visitados foi o túmulo do padre, que fica em uma igreja de JUAZEIRO. Os fiéis fizeram homenagens e se emocionaram. O caminhão com banco de madeira, o pau-de-arara, ainda é o transporte mais usado pelos romeiros.

Mais de um milhão de pessoas já foram afetadas pelas fortes chuvas que castigam desde domingo, dia 28 de outubro, o Estado de TABASCOS, no sudeste do MÉXICO, e provocaram a pior enchente dos últimos 50 anos na região. A preocupação das autoridades mexicanas, agora, é com a crise humanitária provocada pelas enchentes. “Mais da metade dos 2,1 milhões de habitantes do Estado estão sofrendo por causa deste grave problema, nunca antes vivido na história de TABASCO”, disse o governador do Estado, ANDRÉS GRANIER. “Nós perdemos 100% das nossas lavouras e 70% do Estado está embaixo d´água”.

A McLAREN, por meio de seus patrocinadores, e a MERCEDES, sócia da equipe, investiram, este ano, pouco mais de 400 milhões de dólares para serem campeãs na Fórmula Um. Dominaram a maior parte da temporada. Na última etapa, em INTERLAGOS, contra todas as previsões, RON DENNIS e NORBERT HAUG, seus dirigentes, assistiram atônitos a KIMI RAIKKONEN e à FERRARI comemorarem o título. Foi para evitar novo fracasso e o profundo desgaste experimentado este ano, para não citar as muitas explicações que tiveram de dar aos investidores, que DENNIS e HAUG decidiram rescindir o contrato de ALONSO, o grande insatisfeito dessa história. O anúncio foi feito hoje, na INGLATERRA. ALONSO deixou a RENAULT, no fim do ano passado, depois de ser bicampeão do mundo. Sua trajetória na McLAREN deveria se estender pelo menos até o término do MUNDIAL DE 2009. “Por alguma razão não funcionou”, afirmou DENNIS, no comunicado da McLAREN.

As forças do governo do SRI LANKA (ex-CEILÃO) mataram hoje o líder político e o segundo homem na hierarquia de comando da guerrilha dos TIGRES DE LIBERTAÇÃO DO EELAM (PÁTRIA), TÂMIL S.P. THAMILSELVAN, morreu em um bombardeio da Força Aérea cingalesa
na manhã de hoje, quando realizava uma reunião com vários colaboradores em um edifício na cidade de KILINOCHI, no norte da ilha.

2 DE NOVEMBRO DE 2008    :      -       DOMINGO
O DIA DE FINADOS tem uma certa história desde o ano de 1996, quando passei a ser o secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Todo o ano se fazia rezar uma missa na cripta do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Em 2002, interditado o Obelisco, por causa de um processo movido pelo IPH (julgava-se no direito de fazer o restauro do Monumento, quando a Sociedade, sabedora de superfaturamento, preferiu assinar contrato com a NESTLÉ), não mais foi rezada a missa, até a presente data. O idoso Reverendo HÉLIO VIOTTI, entrado nos noventa anos, rezou a última missa sua no Monumento usando uma lupa. Já faleceu. Outro padre que rezou missa no Obelisco foi o mineiro Padre SÉRGIO, ex-presidente da CRUZ VERMELHA, vítima de um câncer. Inúmeros veteranos que freqüentavam o FINADOS no Monumento também partiram para o Batalhão Maior: GERALDO FARIA MARCONDES, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, PAULINO DELFINO NOGUEIRA, MANUEL DE OLIVEIRA, CORONEL ATILIANO MARTINS CORREA, GABI, CORNETEIRO ELIAS, MINISTRO GUÁLTER GODINHO, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, EGBERTO MAIA LUZ. Interditado o Obelisco, passamos a comemorar o DIA DE FINADOS no Cemitério do ARAÇÁ, durante a missa no Mausoléu dos Heróis da PMESP. Nos últimos anos faltei nessa solenidade.
Neste domingo, por volta das 7:30 horas, saio de casa para ir até o Cemitério do ARAÇÁ. Ali, no Mausoléu dos nossos heróis da PM, vou encontrar o GINO STRUFFALDI. O Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, preside o ato religioso. Vemos os seguintes CORONÉIS: ISIDRO SUITA MARTINEZ, JOSÉ PAULO MENEGUCCI, DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO, SAINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO, ROBERTO COSTA, ARIVALDO SÉRGIO SALGADO, JÚLIO FLÁVIO ROSOLEN, DAVID ANTÔNIO DE GODOY, RAUL SEGALLA JÚNIOR, RONALDO SEVERO RAMOS, MARCO ANTÔNIO AUGUSTO, DANILO ANTÃO FERNANDES, ÁLVARO BATISTA CAMILO, ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, MARCO ANTÔNIO MACIEL MIGUEL, LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, MAÉRCIO ANANIAS BATISTA, LUIZ DE CASTRO JÚNIOR, CORONEL Méd PM LUIZ ÁLVARO, TENENTE-CORONEL PM WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA, TENENTE-CORONEL PM NILTON CARLOS BUSNELLO, TENENTE-CORONEL Fem PM MARIA APARECIDA YAMAMOTO, TENENTE-CORONEL Fem PM MARLY MORENO, CORONEL PM Ref MANUEL ABISSI NOGUEIRA (da COOPMIL). Também vemos o presidente do Tribunal de Justiça Militar, o JUIZ CORONEL PM FERNANDO PEREIRA. Vemos parentes de oficiais e praças que perderam seus entes queridos pela Corporação e muitos outros oficiais e convidados.
MAJOR CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO é o encarregado do ato religioso. Na sua oração, ele também lembra dos veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Após o encerramento do ato religioso no Mausoléu dos Heróis da PM, caminhamos até o Mausoléu da extinta GUARDA CIVIL, onde o Padre PALÓPITO também faz a sua oração. Em ambos monumentos o momento mais sensível é o toque de silêncio.
Aos poucos, os presentes vão se retirando do cemitério do ARAÇÁ. Acompanho o veterano GINO STRUFFALDI até a estação ANA ROSA do Metrô. Ali, o GINO vai para sua residência e eu embarco no metrô, linha TUCURUVI, descendo na ARMÊNIA.

Numa das decisões mais emocionantes de todos os tempos, o inglês LEWIS HAMILTON, da McLAREN, tornou-se, em INTERLAGOS, o campeão mais jovem da história da Fórmula 1. Ele ultrapassou o alemão TIMO GLOCK, da TOYOTA, a apenas 700 metros da linha de chegada, o que lhe deu o quinto lugar na corrida e um ponto de vantagem sobre o brasileiro FELIPE MASSA no campeonato. O piloto da FERRARI venceu de ponta a ponta e só soube que não era campeão mundial quando estava no S do SENNA e foi avisado pelo rádio – a prova já tinha acabado e havia uma comemoração enlouquecida nas arquibancadas. A torcida acreditava que a ultrapassagem de SEBASTIAN VETTEL sobre o inglês na chuva tinha decidido o título em favor de MASSA.
Algumas poucas gotas de choro e a cabeça erguida. Foi assim que FELIPE MASSA reagiu ao emocionante desfecho da temporada 2008 da Fórmula 1. O brasileiro pôde se considerar campeão durante 38 segundos, do momento em que recebeu a bandeirada final como vitorioso até a ultrapassagem de LEWIS HAMILTON sobre TIMO GLOCK, na última curva do GP. Além de reagir bem ao vice-campeonato, o ferrarista ainda fez uma promessa: “Voltarei em 2009 a INTERLAGOS para ser campeão. Aprendi bastante com a temporada atual e vou tirar tudo isso de lição para estar muito forte no ano que vem”, assegura MASSA que cumprimentou o inglês com um abraço pelo título inédito.
KIMI RAIKKONEN chegou em terceiro lugar no GP DO BRASIL, seguido de SEBASTIAN VETTEL em quarto; LEWIS HAMILTON em quinto; TIMO GLOCK em sexto; HEIKKI KOVALAINEN em sétimo; JARNO TRULLI em oitavo; MARK WEBBER em nono; NICK HEIDFELD em décimo. RUBENS BARRICHELLO chegou em décimo-quinto. NELSON PIQUET bateu na primeira volta e teve que desistir.  

Com o MORUMBI lotado, o SÃO PAULO fez 3 a 0 sobre o INTERNACIONAL e é o novo líder do BRASILEIRÃO, desbancando o GRÊMIO, que apenas empatou com o FIGUEIRENSE (1 a 1). Já o clássico da VILA BELMIRO foi definido nos últimos instantes. Em um jogo eletrizante, o PALMEIRAS venceu o SANTOS por 2 a 1. Com o resultado, o time fica em 2º lugar no campeonato.

O País precisa de cerca de 90 bilhões de reais para concluir todas as grandes obras de infra-estrutura em construção, ou já contratadas e não iniciadas. Com a escassez mundial de crédito, essas obras correm sério risco de atraso. Dos 90 bilhões de reais, cerca de 57 bilhões serão destinados a obras que ainda não estão em andamento. O levantamento envolvendo 324 obras nas áreas de energia, ferrovias, rodovias e portos foi feito pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Segundo o presidente da ABDIB, PAULO GODOY, cerca de 70% da verba deverá vir do BNDES e “poderá ser liberada no início, no meio ou no fim do projeto”. Até porque, com essa crise, todo mundo passa a contar com o banco para tudo e não tem dinheiro para todos”.
O chanceler CELSO AMORIM discutirá, a partir de amanhã, na Organização Mundial do Comércio (OMC), em GENEBRA, estratégias para melhorar o acesso de exportadores a créditos e evitar que a crise mundial interrompa os fluxos de exportação.

As eleições municipais devem promover algumas mudanças de nomes na Assembléia Legislativa a partir de janeiro. Sete deputados estaduais foram eleitos prefeitos e, quando deixarem os mandatos para assumir os novos cargos, vão abrir vagas para os atuais suplentes. As substituições não alteram a composição das bancadas e a correlação de forças entre governistas e oposicionistas.
O PT elegeu o maior número de prefeitos entre as bancadas. Três de seus deputados foram eleitos para prefeituras: SEBASTIÃO ALMEIDA (GUARULHOS), MÁRIO REALI (DIADEMA) e CIDO SÉRIO (ARAÇATUBA). A bancada de 20 petistas deve perder um nome, já que o PC do B tem um dos suplentes que ocupará a vaga.
O representante do PC do B será PEDRO BIGARDI, que concorreu em JUNDIAÍ, mas ficou em segundo lugar. As outras duas vagas permitirão o retorno de dois ex-deputados petistas: BETH SAHÃO e FAUSTO FIGUEIRA.
A bancada do DEM elegeu DÁRCY VERA para a prefeitura de RIBEIRÃO PRETO e MARCO BERTAIOLLI para a de MOGI DAS CRUZES. As vitórias permitirão que ELI CORRÊA FILHO (DEM) seja efetivado como deputado. Ele é suplente, mas já exerce o mandato porque há parlamentares da aliança PSDB/DEM licenciados.
Além de ELI CORRÊA, HÉLIO NISHIMOTO também assumirá o mandato a partir de janeiro. Ele é vereador em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS e foi reeleito. Caso decida permanecer  na Câmara Municipal da cidade, vai abrir vaga para outro suplente.
Já o PSDB, que tem 21 deputados, elegeu prefeito apenas ANTÔNIO CARLOS, em CARAGUATATUBA. Com a saída do tucano, GILSON DE SOUZA será efetivado como deputado estadual. O PSB também muda um nome. VALDOMIRO LOPES foi eleito prefeito de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e vai ceder a cadeira a MARCO PORTA, do mesmo partido. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, PORTA é vereador em TABOÃO DA SERRA e foi reeleito. Se optar pelo mandato na Câmara Municipal, outro suplente será chamado para a Assembléia.

No DIA DE FINADOS, a visitação ao túmulo de ELOÁ PIMENTEL, de 15 anos – morta pelo ex-namorado LINDEMBERG ALVES FERNANDES, de 22 anos, após cem horas de seqüestro, em SANTO ANDRÉ, no ABC, no mês passado – se transformou em um debate sobre o crime. A garota está enterrada no Cemitério JARDIM SANTO ANDRÉ e desde as primeiras horas de hoje recebeu homenagens. Flores e uma enorme faixa (com a inscrição “ELOÁ: MÁRTIR PELA FALTA DE RESPEITO E AMOR AO PRÓXIMO. QUE TUDO ISTO NÃO SEJA EM VÃO...”) foram colocadas em frente a sepultura logo cedo. Durante o dia, várias pessoas pararam em volta ao túmulo da garota, rezaram e opinaram sobre o seqüestro e seu desfecho trágico. Assuntos como a ação do GATE, o sofrimento da família e o namoro precoce da garota (namorava LINDEMBERG desde os 12 anos) eram discutidos. “A polícia devia ter atirado naquele marginal. Se tivesse feito isso, a ELOÁ estaria viva”, disse MARIA JOSÉ LIMA, de 35 anos, que não conhecia ELOÁ mas quis levar solidariedade à família.
Também recebeu muitas visitas o túmulo da menina ISABELLA NARDONI, que morreu após ser jogada do sexto andar de um prédio na zona norte da capital. O pai dela, ALEXANDRE NARDONI, e a madrasta, ANNA CAROLINA JATOBÁ, estão presos acusados do crime.
ISABELLA está enterrada no Cemitério PARQUE DOS PINHEIROS, na zona norte. A mãe dela, ANA CAROLINA OLIVEIRA, visitou o túmulo pela manhã, acompanhada de uma sobrinha. Ela depositou flores na sepultura.

Mais de dois milhões de pessoas passaram pelos 22 cemitérios municipais da capital. Entre os túmulos mais visitados estavam o do piloto AYRTON SENNA, no MORUMBI. Na grade do cemitério foi colocada uma faixa com os dizeres: AYRTON SENNA: 14 ANOS DE SAUDADE”. Nos demais locais, sem celebridades enterradas, os jazigos de religiosos – tidos como santos pela crendice popular – também atraíram fiéis.
Em todos cemitérios da cidade há mortos ditos milagreiros. No Quarta Parada, por exemplo, FELISBINA MÜLLER, mulher exumada três vezes, todas o corpo ainda inteiro, é que atrai os devotos. O aposentado RONALDO RENDA, de 65 anos é um deles. Não conhece a biografia da santa popular, assassinada pelo padrasto quando ainda era menina, mas conta que recebeu uma graça dela quando tinha apenas 8 anos. “Na época, pedi para passar de ano, estava com as notas ruins, e consegui”.
Visitar os parentes que já se foram pode se transformar numa aula de História. No CONSOLAÇÃO, por exemplo, um guia orienta os visitantes dispostos a conhecer um pouco da cidade onde moram. Os túmulos mais badalados são os da MARQUESA DE SANTOS, dos escritores OSWALD DE ANDRADE e MONTEIRO LOBATO, da pintora TARSILA DO AMARAL e do menino ANTÔNIO DA ROCHA MARMO.
Entre os devotos de MARMO estava o casal WILMA CASTANHEIRA, de 72 anos, e ARILDO GOZZO, de 71. Há 23 anos eles fizeram uma promessa para salvar a vida da neta. Graça alcançada, WILMA doou por um ano fraldas e leite em pó para um hospital.

Faleceu o engenheiro VICENTE LEITE SAMPAIO, hoje, aos 97 anos. Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo (TURMA DE 1933), foi engenheiro do DER, da Estrada de Ferro SOROCABANA e diretor da Estrada de Ferro MOGIANA. Participou da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, no 1º Batalhão da Milícia Civil, comandada por ROMÃO GOMES. O corpo está sendo velado no Cemitério GETHSÊMANI, de onde será trasladado para o Crematório HORTO DA PAZ.   

As projeções das pesquisas de intenção de voto davam hoje ao democrata BARACK OBAMA 278 dos 538 votos do Colégio Eleitoral, que decide as eleições nos EUA – oito a mais do que os 270 necessários para chegar à CASA BRANCA. O democrata esteve na frente em todas as 159 pesquisas nacionais divulgadas nas últimas seis semanas, o que coloca seu rival, JOHN McCAIN, numa das piores posições em que um republicano já esteve na reta final da corrida eleitoral.

2 009       :        -       SEGUNDA-FEIRA
Nesta manhã de 2 de novembro de 2009, neste MONUMENTO-MAUSOLÉU DA PMESP, estamos mais uma vez reunidos para oferecer o nosso pleito de gratidão aos heróis da Polícia Militar e aos ex-combatentes do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32 que já nos deixaram.
Aqui, neste SANTUÁRIO, dormem os heróis o seu sono triunfal. Aqui, jaz o herói tranqüilo, parecendo olhar para o infinito, consciente do dever cumprido.
HOJE, FINADOS, lembremos mais uma vez dos ex- combatentes   que, cheios de fé, de entusiasmo, de ardor patriótico, enfrentaram três meses de árduas  campanhas, pelejas tremendas para recuperar a liberdade acorrentada pela DITADURA VARGAS. Se, nos dias atuais o BRASIL é pleno de seus direitos, devemos a esses homens que transformaram num milagre real de heroísmo e de nobreza os princípios a que se propuseram há SETENTA E SETE ANOS TRANSCORRIDOS. O sangue derramado por eles alimenta, nos nossos dias, a sede de liberdade dos brasileiros. 
Em 32, paulistas, filhos de outros Estados e estrangeiros formaram um bloco único, forte, grande e coeso,  e lutaram  para o triunfo de um IDEAL: a volta do País ao regime da LEI e da CONSTITUIÇÃO.
Cada sacrifício, cada perda, cada baixa no palco da luta, deixou, nas manchas de sangue do herói uma nova semente de fé, semente que germinou nesses 77 anos, transformadas nas árvores frondosas de orgulho, de satisfação pelo ideal alcançado, honrando aqueles que deram a própria vida para conseguirem o que nós possuímos hoje.
A revolução de 32 operou o milagre de unir os paulistas, tornando o BRASIL mais poderoso, em todos os sentidos. É um exemplo que deve ser reproduzido em nossos tempos, não se permitindo dissensões que nos enfraquecem perante os outros países. O prodígio daquele tempo deve ser reavaliado nos dias atuais, evitando-se as transações de nossa honradez e de nosso prestígio. O exemplo de 32 deve mover os homens do presente a uma atitude mais consentânea com os brios e as aspirações do PAÍS.
SETENTA E SETE anos se passaram e o TEMPO, às vezes tão perfeito e terrível na sua ação catalítica, não conseguiu mais apagar da memória a lembrança da REVOLUÇÃO, a lembrança daqueles dias épicos e indestrutíveis do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32. 
VOCÊS, heróis de 32, apesar de todas as dificuldades impuseram os seus ideais e os fizeram triunfar após a derrota. Foram homens que forjaram SÃO PAULO, engrandeceram o BRASIL no exterior.
A VOCÊS, nosso pleito de gratidão, as nossas lágrimas pelo sacrifício imposto, resultando no abandono da família, na perda dos bens materiais e, mais do que tudo isso, a própria VIDA, que muitos entregaram no holocausto do IDEAL DE DIREITO!
VOCÊS escreveram uma das páginas mais brilhantes da nossa história.
VOCÊS, abnegados heróis de 32, merecem hoje a nossa  reverência e, portanto, rezemos para que DEUS os tenha no seu EXÉRCITO REDENTOR!

Saio cedo de casa, pois quero assistir a missa das 9 horas no Cemitério do ARAÇÁ. O trânsito está muito bom neste Dia Santo. Chego no cemitério com uma hora de antecedência, mas já encontro no Monumento dos Heróis da Polícia Militar o TENENTE-CORONEL Capelão PM OSVALDO PALÓPITO. Vários tenentes-coronéis e majores estão presentes: entre eles:TENENTES-CORONÉIS ROBERTO FERNANDES, LUIZ FLÁVIO CODELO NASCIMENTO, ROBERTO OLIVEIRA CAMPOS, GERSON LIMA DE MIRANDA; RUI CONEGUNDES DE SOUZA. Aos poucos outros oficiais vão chegando, inclusive o nosso presidente GINO STRUFFALDI, acompanhado de dona DINORÁH. Uma grata surpresa é a presença do DANIEL FERREIRA, que nos visitou na semana passada e já lançou em seus sites MMDC (Movimento Pela Mobilização em Defesa da Cidadania), mmdc.com.br; unimab.com.br e maconariabrasileira.com.br alguns assuntos relacionados com a nossa Sociedade e, também, o convite para esta missa. Ele traz consigo alguns representantes maçônicos. A TENENTE-CORONEL Fem PM MARIA YAMAMOTO, Chefe da 5ª EM/PM, está atuante, com seus oficiais, no sentido de que tudo saia a contento nesta solenidade. Vemos também inúmeras pessoas que são familiares de nossos heróis falecidos em combate.
Com a chegada do Prefeito GILBERTO KASSAB, acompanhado do Presidente do Tribunal de Justiça Militar, CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA; do Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO; do Subprefeito da SÉ, CORONEL PM Res BUCHERONI; do Chefe da Casa Militar, CORONEL LUIZ MASSAO KITA; do SubCmt PM CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES; do Corregedor PM, CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN; do SubChefe EM/PM, CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO; do CPM, CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, do Cmt do CAES, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA; do Cmt dos Bombeiros, CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO; do CPC, CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA: CORONEL PM JOSÉ LUÍS SANCHEZ VALENTIN e outros coronéis da ativa, vamos ter início ao ato religioso.
Após a bênção do nosso capelão o Prefeito GILBERTO KASSAB, acompanhado do Presidente do Tribunal de Justiça Militar e do Comandante Geral da PMESP, deposita uma coroa de flores no Monumento do Herói Desconhecido. Encerrado o ato religioso, somos convidados para o deslocamento até o Mausoléu da Guarda Civil, onde é dado o toque de silêncio, mais uma vez, pois também no outro Mausoléu tivemos esse momento tão significativo e triste do evento.
Na capela do cemitério, GINO conversa com DANIEL e seus amigos maçons. Algumas fotos são tiradas e há um entendimento no sentido de que precisamos trabalhar unidos.
Acompanho dona DINORÁH e GINO até o Metrô. Vamos até a estação ANA ROSA. Ali, fazemos a baldeação para outros trens.
Ainda compareço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a fim de trabalhar tranqüilamente na impressão das páginas dos dias 31 de outubro. 1 e 2 de novembro, de minhas memórias.
Ao meio-dia, quando os sinos da Catedral da SÉ estão tocando, embarco no metrô. Desço na ARMÊNIA e, num lotação, retorno para GUARULHOS, num dos dias mais quentes deste ano.

Escrito em novembro 2, 2009
MMDC
Cap. Gino Struffaldi (Combatente de 32) e digníssima esposa Sra. Dinorah, Cel. PM Mario Ventura
Tive hoje a grande honra de estar ladeado por homens e mulheres de valor inestimável, em uma ocasião solene e emocionante. Civismo creio que seria a palavra que traduziria a força daquele momento bem como o brado que ecoa daquele Mausoléu. Transcrevo a seguir o artigo que muito melhor poderá expressar a importância de manter viva a nossa história e tradição. Daniel Ferreira (Editor do Portal MMDC). No site DANIEL colocou a minha mensagem de FINADOS.

Morte do CORONEL Méd PM Ref PLÍNIO DO AMARAL ROGIK
Aos amigos.
E com pesar que comunicamos o falecimento do Cel. Med. Plinio do Amaral Rogik, nesta cidade de Sorocaba.
Serviu sempre no 7º B.P, desde a época do 7º BC.
O feretro será hoje as 16,00 hrs. Velório OSSEL da Rua. Americo Figueiredo no Cerrado.
Antonio
O CORONEL Méd PM ROGIK nasceu em 23 de dezembro de 1925. Ingressou na FORÇA PÚBLICA como 2º tenente médico estagiário em 15 de dezembro de 1950. Foi promovido a 1º tenente em 25 de maio de 1951. OUTRAS PROMOÇOES:CAPITÃO – 24 de maio de 1953; MAJOR – 15 de dezembro de 1963; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1974.

A MARCHA PARA JESUS, hoje, que contou com a presença de um milhão de pessoas, segundo a PM, marcou a volta dos fundadores da Igreja RENASCER EM CRISTO, o apóstolo ESTEVAM HERNANDES e a mulher dele, a bispa SÔNIA HERNANDES. Em maio do ano passado, o apóstolo apareceu  no telão, em imagens gravadas em MIAMI, nos ESTADOS UNIDOS, onde cumpria prisão domiciliar. O casal, condenado por entrar nos EUA com 56 mil dólares não declarados, voltou ao BRASIL em agosto de 2008, depois de cumprir pena.
A 17ª edição da marcha foi marcada pelo forte sol, que não intimidou os fiéis, que costumavam caminhar com as mãos espalmadas para cima. Pelo contrário. A caminhada de quase quatro quilômetros, da Estação TIRADENTES do Metrô, no BOM RETIRO, até a Praça HERÓIS DA FEB, em SANTANA, na zona norte da capital, foi embalada por 16 trios elétricos. Em frente aos carros, fiéis faziam coreografias de dança, com palmas e louvores. Teve até roda de capoeira na marcha, em nome de JESUS.
Muitos fiéis exibiam camisetas com o slogan da marcha deste ano: “Lutando contra gigantes”. Os desavisados não tinham dificuldade para se unirem à multidão uniformizada, já que dezenas de vendedores vendiam a peça por quinze reais.   

O piloto do avião CARAVAN C-98 da Força Aérea Brasileira que caiu dia 29 de outubro no AMAZONAS com 11 pessoas a bordo contou hoje que a aeronave perdeu potência e teve aquecimento de temperatura do motor, o que o fez optar pelo pouso forçado.
O TENENTE CARLOS WÁGNER OTTONE VEIGA disse que conseguiu acionar o equipamento de emergência antes da queda, que matou duas pessoas. A FAB começou hoje o resgate da aeronave, que afundou no IGARAPÉ JACURAPÁ, afluente do Rio ITUÍ, no AMAZONAS. Segundo o piloto, os problemas começaram 50 minutos depois da decolagem, quando o avião voava a 3 mil metros de altitude. Ele disse que a temperatura do motor subiu rapidamente, mas ele permaneceu funcionando.

Um atentado suicida atribuído ao TALEBAN deixou elo menos 35 mortos e 60 feridos na cidade de RAWALPINDI, a poucos quilômetros de ISLAMABAD. O ataque, cuja autoria não foi oficialmente reivindicada, ocorreu no mesmo dia em que o governo paquistanês anunciou uma recompensa pela captura de líderes do grupo insurgente.
A explosão de hoje ocorreu perto do BANCO NACIONAL, quando havia uma fila de clientes do lado de fora para retirar o pagamento do mês. “O suicida estava de moto e jogou-se contra as pessoas. Encontramos os restos de uma jaqueta com explosivos e pedaços do cadáver do autor do atentado”, afirmou o policial ASLAM TARIM.

Está sendo velado por familiares, amigos e músicos, na sede da Escola de Música e Dança Didá, o corpo de ANTÔNIO LUÍS DE SOUZA, o NEGUINHO DO SAMBA. Um dos fundadores das bandas OLODUM e DIDÁ. Ele morreu no sábado, dia 31 de outubro, vítima de infarto. A demora para o sepultamento deve-se à espera pela chegada de um dos filhos do músico, que mora na ITÁLIA. O enterro está marcado para 16 horas de amanhã.

Autoridades afegãs cancelaram hoje o segundo turno da eleição e declararam reeleito o presidente HAMID KARZAI. A decisão foi tomada um dia após o candidato opositor, ABDULLAH ABDULLAH, desistir da disputa, alegando não haver condições para uma votação limpa. O anúncio põe fim a dois meses e meio de um tenso processo eleitoral, marcado por fraudes generalizadas em meio a ataques do TALEBAN para minar a votação.

Enquanto os candidatos tomavam as ruas de TEGUCIGALPA, capital de HONDURAS, deputados aliados de MANUEL ZELAYA intensificaram a pressão para que o Congresso hondurenho convoque uma sessão extraordinária para debater o mais breve possível a restituição do presidente deposto, ameaçando iniciar uma greve de fome.
O governo interino, no entanto, resiste à medida, principal ponto do acordo para pôr fim à crise política no país.

O USS NEW YORK, navio da Marinha dos EUA construído com 7,5 toneladas de aço dos destroços do WORLD TRADE CENTER, chegou hoje a MANHATTAN. A embarcação recebeu uma salva de 21 tiros perto do local onde ocorreram os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O navio custou cerca de um bilhão de dólares e foi construído no Estado da LOUISIANA.

O rei da TAILÂNDIA, BHUMIBOL ADULYADEJ, não tem nenhum poder formal, mas a fragilidade de sua saúde tem abalado o mercado financeiro e aumentado a instabilidade da já tumultuada política de seu país. Três semanas atrás, a Bolsa de BANGCOC teve a maior baixa desde o início da crise financeira por causa de rumores de que ele estaria gravemente doente. A princesa CHULABHORN precisou vir a público garantir que seu pai – que teve alta no dia 23 de outubro, após mais de um mês de internação – estava “fora de perigo” para acalmar o mercado. Num país que teve quatro premiês em menos de dois anos e passou por um golpe de Estado em 2006, BHUMIBOL é um raro símbolo de estabilidade. O monarca de 81 anos, que ocupa o trono há 63, sofre de “pneumonia, fadiga e falta de apetite”, segundo informações oficiais.
O trono tem herdeiro certo, o príncipe MAHA VAJIRALONGKORN, único filho homem do rei. O príncipe, porém, não tem a mesma reputação de BHUMIBOL. Sem a “estatura moral” do pai, especialistas acreditam que a monarquia vai perder sua capacidade extra-oficial de mediação.
BHUMIBOL nasceu em CAMBRIDGE, EUA, e assumiu o trono aos 18 anos, após a morte de seu irmão. Passou por 15 golpes, 16 constituições e 27 governos. Apesar da aparência austera, é um amante do jazz, compõe e toca saxofone. Também adora fotografar e prefere as imagens em preto e branco, que, segundo ele, expõem o essencial.

2 DE NOVEMBRO DE 2010     :     -       TERÇA-FEIRA
Como o GINO e dona DINORAH irão até o Cemitério do ARAÇÁ, por volta das 9 horas, com o intuito de assistir a recomendação às almas dos heróis que estão no Monumento Mausoléu da PMESP, encaminho-me cedo para o cemitério e chego bem antes do ato começar. Na frente do Cemitério estão vários coronéis no aguardo da chegada do Prefeito GILBERTO KASSAB. CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES responde pelo Comando Geral da Corporação, uma vez que o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO está viajando. Ao seu lado estão: CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA, CORONEL PM DAVI NELSON ROSOLEN, CORONEL PM JEAN CHARLES OLIVEIRA DINIZ SERBETO, CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO, CORONEL PM MAÉRCIO ANANIAS BATISTA, CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO, CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, CORONEL PM MILTON SUSSUMU NOMURA, CORONEL PM JOSÉ LUÍS SANCHES VALENTIN, CORONEL PM CARLOS DE CARVALHO JUNIOR, CORONEL PM THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO JÚNIOR, CORONEL PM EURÍDICE ORPHEU ALVES DE SOUZA, CORONEL PM MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO, TENENTE-CORONEL PM LILIAN CRISTINA DA SILVA, TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDES, MAJOR PM GALDINO e dezenas de outros oficiais.
TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO mais uma vez é o encarregado do ato religioso, que começa assim que chega ao local o Prefeito GILBERTO KASSAB. Acompanha-o o CORONEL PM BUCHERONI, atual sub-prefeito da SÉ. O Prefeito e o CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES deposita uma coroa de flores no Monumento do Herói Desconhecido. Encerrado esse ato, o TENENTE-CORONEL PM PALÓPITO dirige-se ao Monumento da Extinta Guarda-Civil, acompanhado por todos os presentes, onde abençoa esse monumento. GINO e dona DINORAH conversam com várias pessoas, principalmente com a CORONEL PM MARIA YAMAMOTO, atual Chefe das Comunicações Sociais. Depois levo-os ao Metrô, onde vamos até a Estação ANA ROSA. Despeço-me do GINO e de dona DINORAH e retorno para GUARULHOS.
Durante minha permanência no Monumento dos Heróis da PMESP lembro dos veteranos que nos acompanharam durante muitos anos e que já não mais pertencem a esse mundo. A mesma coisa acontece com as tristes lembranças dos familiares. A perda de meus pais, de meus tios, de meus primos, sem contar a ausência a muito tempo dos avós, também é motivo de recordações de muitas idas ao cemitério de POÁ.

Durante esta manhã populares visitavam o túmulo de familiares no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no centro de GUARULHOS. A supervisora de eventos LUCIANA MUNIZ visitou o túmulo do irmão morto há 8 anos. “Ele sempre foi querido e este é um momento de saudade”, disse. Muitos visitantes também faziam suas orações diante do local onde está sepultada MÉRCIA NAKASHIMA, encontrada morta na represa de NAZARÉ PAULISTA, em junho. A família da advogada chegou por volta das 11:40 horas. Avós, a mãe JANETE e os irmãos CLÁUDIA e MÁRCIO, colocaram flores, velas e incensos no jazigo. Emocionados, os familiares de abraçaram e demonstraram o lamento da perda de forma silenciosa. Um silêncio que foi seguido por lágrimas de dor e indignação e uma forte rajada de vento que foi sentida pelos presentes. “Queria poder voltar no tempo para evitar essa desgraça. Queria a MERCIA de volta”, disse MÁRCIO NAKASHIMA. O irmão da advogada disse que tem recebido ligações de pessoas que expressam palavras de apoio e conforto para a família e que agradece as demonstrações de carinho: “Uma senhora de MINAS GERAIS esteve no túmulo e deixou um vaso de flores amarelas. Os bons brasileiros não aceitam essa impunidade. Agradeço o apoio de todos.”
No CEMITÉRIO JARDIM PARQUE DAS PRIMAVERAS 1, no JARDIM SÃO GERALDO, uma faixa colocada pela família RASEC (do tecladista JÚLIO) homenageava os integrantes do grupo musical MAMONAS ASSASSINAS.

Em casa, pela Internet, mantenho contato com várias pessoas virtuais. Uma delas é GIMENA, filha de um comerciante assassinado em 1991. Tenho um grande trabalho em localizar o jornal que tratou da reportagem.
Olá.
Sr. Coronel Mario,
Meu nome é Gimena, sou filha de João Tetsuo Toyama, assasinado em 19 de Maio de 1991. Pesquisando sobre a família Toyama, encontrei o nome do meu pai em seu blog, e fiquei muito curiosa sobre o seu relato em relação ao assassinato dele. Pois na verdade já tenho 20 anos de idade e não sei ao certo como tudo aconteceu de fato. Se o Sr. Coronel puder me relatar caso se lembre do acontecido, ficarei grata pela informação.
Atenciosmente,
Gimena Toyama
Mario Ventura para gimena
PREZADA GIMENA
Estou lendo agora a sua mensagem. Vou precisar pesquisar nos jornais da época, pois foi através deles que colhi a notícia que você leu no meu blog.
Assim que tiver algo novo eu lhe transmito.
Em 31 de outubro de 2010 10:26, gimena hitomi toyama escreveu:
Responder |Mario Ventura para gimena
PREZADA GIMENA
Na página 10 do jornal DIÁRIO POPULAR, de 20 de maio de 1991, uma segunda-feira, está a notícia policial que se intitula "MORTE TAMBÉM NO HOTEL BEIRUTE".
Transcrevo o que consta dessa reportagem:
"Vingança ou latrocínio (matar para roubar) são as duas hipóteses da Polícia para esclarecer a morte, às 14 horas de ontem, do comerciante JOÃO TETSUO TOYAMA, de 39 anos, no HOTEL BEIRUTE, de sua propriedade, na Rua 25 de Março, 110, Centro. Ele foi assassinado com dois tiros por dois homens morenos (um alto e outro baixo), segundo testemunhas.
O delegado RUBENS SOARES DE OLIVEIRA, de plantão no 1º Distrito Policial (PARQUE D. PEDRO II), que investiga o crime, soube através do arquivo criminal do Instituto de Identificação que JOÃO tem duas passagens: uma prisão administrativa decretada pela 4ª Vara da Família e Execuções de OSASCO e outra por ocultação de cadáver, com inquérito no 8º Distrito Policial (BRÁS-BELÉM).
O recepcionista JADER FELIPE BARBOSA e as arrumadeiras ELIZABETE SILVA e SÔNIA NERY DOS SANTOS disseram ao delegado que um dos criminosos subiu as escadarias do prédio e perguntou pelo "japonês", apontando um revólver para a cabeça de JADER. JOÃO TETSUO estava em seu escritório, à entrada do hotel e lá foi surpreendido pelos criminosos. O segundo bandido chegou ao local depois que o comparsa deu um assobio. O comerciante chegou a gritar mas foi executado com dois tiros dos quatro disparados, e morreu quando era atendido no Pronto Socorro Municipal do VERGUEIRO.
JADER FELIPE BARBOSA disse que não conhece os criminosos. Revelou também que um irmão de seu patrão, identificado apenas por JORGE, é dono de bancas de frutas no CEASA e que distribui os produtos para vários comerciantes da Capital. O dinheiro é levado para o hotel de JOÃO pelos empregados. Ontem eles tinham entregue CR$160 mil ao dono do HOTEL BEIRUTE. O delegado RUBENS não sabe ainda quanto foi roubado.
Até o final da noite nenhum parente de JOÃO TETSUO havia comparecido ao 1º Distrito Policial, onde os policiais não descartam a possibilidade do crime ter sido praticado por vingança porque, no começo do ano passado, o comerciante teria ajudado a esconder o corpo de uma pessoa assassinada em um de seus hotéis no bairro do BRÁS."
Não tenho outros detalhes desse triste acontecimento. Não posso entrar no mérito do crime porque apenas copiei a notícia do jornal, em 1991, para ilustrar minhas memórias.
Espero que você não fique chocada com o acontecimento. Gostaria que você me confirmasse o recebimeno da notícia que copiei do jornal. Demorei um pouco porque são transcorridos 19 anos e as pilhas de jornais nos meus arquivos são imensas. 

Boa noite caro colega Cel Mario, sou filho do policial militar Antonio Roberto Paula Buono o qual foi postado em seu site a morte em agosto de 2002. Queria pedir a gentileza do senhor, se possível me enviar o que tivesse a respeito de meu pai, pois procurei exaustivamente matérias que tivessem haver com sua morte sem êxito.
Queria perguntar também se há alguma maneira de acompanhar o processo de investigação on line ou alguma outra forma, pois ele servia na 3ª cia do 21º BPM , eu não moro mais em São Paulo há 14 anos.
Estou no aguardo.
Desde já agradeço.
Um grande abraço.

Prezado Coronel Mário,
Antes de mais nada, quero agradecer o carinho e a atenção com que o senhor e toda a sua equipe estão tratando do caso de meu pai.
Hoje logo cedo estive conversando com o Dr. Tenente Neto, médico responsável pela recuperação de meu pai, e contei a ele o que a sociedade MMDC está se movimentando para sua comodidade e restabelecimento.
 Camila e eu, conversamos ao telefone, que, quem sabe meu pai pudesse ficar mais alguns dias no hospital até que pudéssemos, de alguma forma tentar solucionar algumas necessidades.
O Tenente Neto me disse que antes da alta, ainda ele terá que realizar alguns exames, e com isso não sairá na 4ª feira, e que irá conservá-lo no hospital por alguns dias ainda.
Essa decisão me deixou um tanto mais tranqüila, assim poderei correr, como estou fazendo, com o pedido da alimentação enteral ao SUS.
Amanhã bem cedo, estarei na fila do SUS na unidade Maria Zélia, bairro do Belenzinho, única unidade que poderei fazer a requisição da dieta.
Conversei com a Nutricionista Carolina, irmã da Camila, além de sua simpatia e cordialidade, ela me tranqüilizou, caso a alimentação do SUS não chegue a tempo e ele volte para casa .Dependendo das necessidades calóricas que ele necessite, ela  se predispôs a ir até a residência dele e ensinar a fazer a dieta para que possamos injetar, através de seringa, diretamente no estômago de meu pai.
Coronel Mário, quanto a sua pergunta, em relação a uma pessoa com o sobrenome Pierrotti em Mogi das Cruzes, acredito não ser nosso parente, porque meu pai nasceu em Leme, Estado de São Paulo, e toda a família dele é de lá. Nunca soubemos de algum parente residindo ou estudando em Mogi das Cruzes. Vivos só tem ele e uma irmã dele que mora no Rio, e que está na mesma situação que ele.
Na verdade não sei lhe dizer se o meu pai é associado do MMDC, porém ele falava muito dos veteranos, da associação, mas não sei lhe dizer se ele efetivamente fazia parte, ou contribuía para tal.
Coronel, o meu pai, com 22 anos de idade, foi voluntário quando da revolução de 1932. Ele sempre falou a respeito da luta, do desespero, das trincheiras, da fome, da chuva, da prisão e de duas pessoas que ele ajudou a sair( com seu dinheirinho que juntou ) da prisão de Ilha Grande, um era o Julio de Mesquita dono do jornal o Estado de São Paulo,( não sei se ele ainda é vivo) e o outro era Casper Líbero, que acabou morrendo num acidente aéreo. Dizia que os dois não tinham dinheiro para voltar do Rio de Janeiro, e foi ele quem pagou a volta dos dois.rs. Enfim, em todas as conversas informais, o assunto dele sempre, sempre, sempre foi a revolução. Isso ficou gravado em sua mente. Se alguém quisesse ter uma aula de História, tínhamos a certeza que ele ensinava a todos.
Em 2007 fui a uma faculdade de Direito para que ele falasse sobre a revolução, já que ele sempre adorou esse assunto, e mesmo porque ele é ainda uma prova viva do combate. Mas ninguém se interessou. Ele ficou muito decepcionado e eu também. Nunca mais fui atrás disso.
Gostaria de agradecer ao seu convite, para que eu vá visitar a sociedade, tenha certeza que oportunamente irei sim, apenas vou resolver o problema da dieta, que é muito importante também, depois, com certeza irei visitá-lo e conhecê-lo pessoalmente e mais, apertar a mão dessa pessoa maravilhosa e humana que  o senhor é.
Irei sim Coronel Mário, com todo prazer.
Cordialmente
Maria Fernanda
8698-4424
fernanda.fernanda95@gmail.com
Em 1 de novembro de 2010 23:28, Mario Ventura
FERNANDA
Você não está sozinha nesta luta.
Conheci no Curso Científico um colega de nome PIERROTTI, em MOGI DAS CRUZES. Por acaso é parente de vocês?
O seu pai é nosso associado?
Gostaria de saber algo sobre a participação dele na Revolução Constitucionalista de 32.
Venha nos visitar após o FINADOS. RUA ANITA GARIBALDI, 25 - CENTRO (uma casa com três mastros de bandeira, de cor amarela, vizinha ao Corpo de Bombeiros da SÉ). A MARINEI atende depois das 9 horas. Eu sempre estou na Sociedade por volta das 14:30 horas. Telefone antes para 31058541.

reuters.com (© 2008 Thomson Reuters. All rights reserved. Reuters content is the intellectual property of Thomson Reuters or its third party content providers. Any copying, republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Thomson Reuters. Thomson Reuters shall not be liable for any errors or delays in content, or for any actions taken in reliance thereon. "Reuters" and the Reuters Logo are trademarks of Thomson Reuters and its affiliated companies. For additional information on other Reuters media services please visit http://about.reuters.com/media/.)
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 2/11/2010 16:24
ANÁLISE-Lula tenta preparar terreno para o governo Dilma
ANÁLISE-Lula tenta preparar terreno para o governo Dilma
REUTERS
Por Raymond Colitt
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentará aproveitar a sua popularidade para impor uma agenda legislativa ousada nos seus dois últimos meses de mandato, facilitando assim o início do governo de Dilma Rousseff. A vitória da candidata governista no segundo turno, junto com a expressiva bancada parlamentar formada no primeiro turno, estimularam o governo Lula a voltar à ação após a prolongada campanha eleitoral. O presidente deve usar uma reunião ministerial na quarta-feira para pedir a seus ministros que redobrem seus esforços neste fim de ano. As prioridades de Lula são a reforma no marco regulatório do petróleo e apertos orçamentários, poupando assim a ex-ministra da Casa Civil de adotar medidas impopulares no começo do seu governo. "Ele quer resolver as questões espinhosas por ela", disse à Reuters um ministro que pediu anonimato. Lula também tentará tirar várias batatas quentes da mesa a fim de facilitar a transição para o governo Dilma. Isso inclui a compra dos novos caças da FAB, num valor de 4 a 6 bilhões de dólares, e a polêmica decisão de extraditar ou não o ex-militante italiano Cesare Battisti. O Supremo Tribunal Federal se manifestou favoravelmente à extradição de Battisti, condenado em seu país por um homicídio na década de 1970, mas a decisão final cabe ao presidente da República. Enquanto o PT é contrário à extradição, argumentando se tratar de um crime político, a oposição afirma que reverter a decisão do STF seria dar guarda a um assassino comum. Já o caso dos caças é polêmico por causa do valor envolvido e da aparente preferência política de Lula por comprar os aviões da França, e não dos EUA ou Suécia. PRÉ-SAL: Mas a maior prioridade de Lula é aprovar o marco regulatório do pré-sal, para ampliar o controle governamental sobre as enormes reservas petrolíferas descobertas nos últimos anos. Lula vê o pré-sal como um atalho para o status de nação desenvolvida. A aprovação do marco regulatório no Congresso completaria um legado que já inclui ter tirado 20 milhões de brasileiros da pobreza durante seus oito anos de mandato. O governo, que tem maioria no Congresso, espera que, passada a eleição, os parlamentares deixem de lado a controvérsia envolvendo a distribuição dos royalties do pré-sal entre os Estados, o que impediu um acordo em julho. "Posso garantir que o governo vai lutar, vai se desdobrar para aprovar", disse o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara. Mas analistas dizem que, se o tempo se esgotar, o marco regulatório do pré-sal provavelmente será aprovado no começo do governo Dilma, que foi uma das autoras do projeto. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também quer votar algumas reformas microeconômicas, inclusive a adoção do cadastro positivo de crédito, que estimulará os bancos a oferecerem juros mais baixos, regras antitruste mais firmes, e desburocratização das compras governamentais. Mas, como há divergências dentro do próprio PT a respeito de algumas dessas propostas, sua aprovação é menos segura. Outro desafio será resistir à pressão de parlamentares interessados em inflar os gastos públicos no orçamento de 2011. "A ideia é que o governo assuma o custo político de um ajuste fiscal, mas não será fácil, porque há muitos congressistas precisando retribuir favores de campanha", disse André César, especialista em assuntos parlamentares da consultoria política CAC em Brasília. Outro obstáculo a toda a agenda legislativa é que uma possível disputa de poder entre os aliados na coalizão governista paralise o Congresso. Vários aliados que tiveram bom desempenho nas eleições legislativas agora exigem mais participação no próximo governo. "Haverá muito barulho por causa da formação do governo, e isso pode desacelerar as coisas," disse César.
Presidente eleita anuncia vice MICHEL TEMER na equipe de transição. Com a experiência de quem participou, ela mesma, em 2002, da equipe de transição do então presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DILMA anunciou hoje que o vice-presidente eleito fará parte da coordenação da equipe que organizará a passagem do bastão do governo LULA para ela. Em sua primeira decisão como presidente eleita, DILMA toma um caminho diferente do escolhido por LULA em relação à equipe que faria a transição. Há oito anos, LULA não escalou o vice-presidente JOSÉ ALENCAR (então no PL) para coordenar os trabalhos. O primeiro anunciado foi ANTÔNIO PALOCCI FILHO, ainda em outubro, que seria o coordenador. LULA queria JOSÉ ALENCAR como ministro já em janeiro de 2002, mas o mineiro firmou posição sobre ser apenas vice-presidente. Só em novembro de 2004 é que ALENCAR assumiu o Ministério da Defesa.

Faleceu o economista ANTÔNIO ALFREDO ISOLDI, aos 89 anos, no Hospital SÃO CAMILO, vítima de uma insuficiência respiratória causada por câncer de esôfago. Interessado por educação e administração, o economista e contabilista ISOLDI se dedicou a diferentes atividades ao longo da vida. Na década de 1960 era o contador da pequena fábrica do pai, a empresa CHINELOS CAPITÃO instalada na cidade de SANTOS, no litoral paulista. Porém, na mesma instituição onde se formou em economia e contabilidade, a Faculdade 30 DE OUTUBRO, que na década de 1940 ficava na BELA VISTA, região central da capital, foi contratado como professor de língua portuguesa. Nascido em 30 de outubro de 1921 na cidade de SÃO PAULO, ISOLDI passou praticamente 70 anos de sua vida morando no bairro da MOOCA, na zona leste. Filho de JOSÉ ISOLDI e de CARMELA CÁFARO, ISOLDI praticou a solidariedade em ações no ROTARY CLUB DO ALTO DA MOOCA, onde foi presidente, e no mesmo bairro, desenvolveu atividades na Igreja SÃO RAFAEL, Trabalhou com o grupo de jovens da igreja e ministrou cursos para casais na década de 1970. Foi casado com YVONNE CHRISTINA ALBARELLA ISOLDI por 63 anos e teve quatro filhos: ANTÔNIO ALFREDO, CHRISTINA, YARA e FERNANDO. Juntos, ele e a mulher fundaram e administraram o Externato REDENTOR, que no final da década de 1940, era responsável por um curso primário para alfabetização de crianças. A filha CHRISTINA conta que ele foi professor e diretor da instituição. Como lazer, jogava futebol e só parou aos 75 anos atendendo os pedidos da família, preocupada com sua saúde. Jogava bocha, gostava de música e jogos que desafiassem sua memória e capacidade. Passou os últimos 15 anos nos bairros de PINHEIROS e PERDIZES, além da PRAIA GRANDE, no litoral.   

A gráfica do jornal CORREIO MARILIENSE, em MARÍLIA, foi arrombada e quase teve o prédio incendiado no fim da tarde de ontem. Os invasores retiram do local um computador, ferramentas e uma lata de graxa, avariaram a instalação elétrica e colocaram fogo em rolos de papel distribuídos em cinco pontos diferentes. A ação foi descoberta às 20:45 horas pelo funcionário MICHEL GOMES que, ao chegar ao prédio para trabalhar, encontrou a porta semiaberta e fogo em um dos rolos de papel.

Três vezes campeão mundial, o havaiano ANDY IRONS morreu hoje, aos 32 anos, quando retornava para os ESTADOS UNIDOS. Ele teria sido vítima de uma virose contraída durante uma competição em PORTUGAL, mas o motivo da morte ainda não foi confirmado. O surfista estava em PORTO RICO, onde está sendo disputada uma etapa do Circuito Mundial e chegou a perder uma de suas baterias por não se sentir bem. LYNDIE, mulher de IRONS e que costuma acompanhá-lo nos torneios, não viajou desta vez porque está grávida de oito meses.

O furacão TOMAS, que atingiu SANTA LÚCIA no fim de semana, ilha da AMÉRICA CENTRAL, provocou 12 mortes. Muitos moradores ainda estão desaparecidos, segundo o governo local. O vento chegou a 150 km/h e causou chuvas intensas. A cidade de SOUFRIÈRE, na parte oeste do país ligado à Comunidade Britânica, foi a mais atingida. O fenômeno pode atingir o CARIBE.

O presidente chileno, SEBASTIÁN PIÑERA, está em alta. Pesquisa realizada pelo Instituto ADIMAR GFK, revela que o dirigente que atuou à frente do resgate dos 33 mineiros, alcançou seu maior nível de aprovação, o que lhe dá mais força no Congresso. A popularidade de PIÑERA passou dos 46% em julho para 53% em setembro e agora está em 63%.

Bombas explodiram hoje nas embaixadas da SUÍÇA e da RÚSSIA em ATENAS. A polícia encontrou pacotes suspeitos em outras duas embaixadas, na mais recente onda de ataques com cartas ou pacotes-bomba na capital grega. Ninguém se feriu. Há suspeitas de que os atentados estão ligados a guerrilhas de esquerda que atuam no país. Atos com bombas pequenas e botijões de gás são freqüentes desde 2008, quando a morte de um adolescente pela polícia deflagrou os levantes.      

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, se verá em difícil situação para seguir com sua agenda de “mudança” a partir de janeiro, quando tomarão posse os 435 novos deputados e 33 senadores eleitos hoje. A nova composição do Congresso deve dificultar a tramitação de projetos da CASA BRANCA e tornar a agenda interna e externa do país mais conservadora, iniciando um período de intenso conflito entre republicanos e o governo.

Morreu nesta terça-feira, na SUÍÇA, o diretor de orquestra de origem russa RUDOLF BARSHAI, aos 86 anos. O anúncio foi feito pela agência que o representava em LONDRES. BARSHAI, que também era regente e reconhecido solista na viola, trabalhou longo período para terminar de arranjar a obra A ARTE DA FUGA, de BACH. Em 2005, ele foi nomeado diretor emérito da Orquestra Sinfônica GIUSEPPE VERDI, de MILÃO.

2 011     :       -       QUARTA-FEIRA
Até 2002, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC providenciava uma missa de FINADOS no Monumento Mausoléu do Ibirapuera. Depois, com os problemas criados com o restauro do Monumento e a proibição judicial de se adentrar ao Obelisco, face ações judiciais de pessoas interessadas em se beneficiar com o dito restauro, não se realizou mais a missa de FINADOS no santuário onde hoje repousam 797 restos mortais de combatentes de 1932.
Com a ajuda de várias pessoas, todas elas envolvidas com a COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), revitalizamos hoje a missa de FINADOS no Monumento Mausoléu. Para que isso se tornasse realidade a nossa associada MARIA CECÍLIA MUSUMECI conseguiu fazer com que o PADRE CARLOS, da Paróquia NOSSA SENHORA DE LOURDES viesse rezar essa missa. Por outro lado, a Professora MARIA ODETE conseguiu também o empenho do MAESTRO RICARDO, que traz o seu coral para abrilhantar o ato religioso. CAMILA e MARKUS, nossos diretores de Comunicação Social e do Cerimonial, respectivamente, conseguiram fazer com que a soprano ARIANE e seu parceiro cantassem a “AVE MARIA” de BACH;
Com a finalidade de acertar parâmetros para esse evento, chego muito cedo no Monumento Mausoléu e vejo o empenho do TENENTE PM SAMUEL quanto às providências do som, desde o HINO NACIONAL até o PARIS BELFORT, abrindo e fechando respectivamente, o ato religioso. Imagens são projetadas em uma tela, durante a execução dos hinos. Um pequeno ensaio é realizado antes do início da solenidade. MARKUS e CAMILA chegam logo em seguida. Com o MARKUS revisamos o roteiro do Mestre de Cerimônias.
O PADRE CARLOS, desde a sua chegada, cativa os presentes. Ele é uma pessoa calma, cônscia de sua missão e isso ele transmite a todos nós. O coral do Maestro RICARDO e o dueto que canta a AVE MARIA estão sintonizados com o PADRE CARLOS.
Os convidados vão chegando. Nosso presidente de honra, GINO STRUFFALDI, vem acompanhado de seu filho ALDO. Ao citar os presentes pode ser que eu faça alguma injustiça na omissão de nomes, pois são muitos os associados e seus convidados. Entre eles: FRANCISCO GIANNOCCARO, GIAMBATISTA DI SERRA, FRANCES DE AZEVEDO, nosso Comandante do Exército Constitucionalista, ALFREDO PIRES FILHO, HÉLCIO DALLARI, MALCOLM FOREST, MARIA LÚCIA CAMARGO, familiares dos combatentes PRADO, DJALMA DUTRA, ALVARENGA;Professora MARIA ODETE, ORIOVALDA DIANA, TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDES, MAJOR PM GUIMARÃES, TENENTE NATANAEL e seus diretores do Núcleo MMDC - LESTE, RODRIGO GUILHERME VAZZOTTI PEREIRA (nosso Diretor da Juventude que traz para mim uma notícia alvissareira, a criação do NÚCLEO MAÇÔNICO MMDC em 25 de novembro, às 20 horas), WÁLTER TAVERNA, MARIA CECILIA PRADO, MARIA CECÍLIA MUSSUMECI, HERMANO e seus companheiros, ALFREDO DUARTE DOS SANTOS (representando o Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – WÁLTER MELLO DE VARGAS), ARTHUR PASCHOAL e muitas outras pessoas.
MARKUS, como mestre de cerimônia, abre o evento com o toque do HINO NACIONAL. Em seguida faço uso da palavra como presidente da Sociedade Veteranos de 32, agradecendo ao PADRE CARLOS, ao maestro RICARDO, à soprano ARIANE e seu parceiro, às pessoas que tornaram possível a realização do ato religioso. Faço uma remissão aos veteranos que estão com seus restos mortais no Monumento, desde os generais até aos mais simples soldados e procuro trazer o Movimento Constitucionalista para os dias atuais, com o trabalho incessante dos núcleos e dos nossos associados.
FRANCES DE AZEVEDO declama belíssimo poema que ela escreveu horas antes. SANDRA SARGENTELLI AMBROSINO enaltece o episódio de 1932.
O PADRE CARLOS realiza uma missa belíssima, após o canto da AVE MARIA de BACH, pela soprano ARIANE e seu companheiro.
Após a missa, toca-se o PARIS BELFORT, graças ao trabalho do TENENTE PM SAMUEL. As pessoas se confraternizam. Isso vai até 13 horas. Sou um dos últimos a deixar o Monumento Mausoléu em companhia do HERMANO e seu parceiro, cujo nome me foge no momento. Ainda emocionado pelo sucesso do ato religioso, regresso a GUARULHOS, visivelmente cansado.

Caro Cel. Ventura
Saudações,
Senti não poder hoje compartilhar da santa Missa de finados com os companheiros e amigos da Sociedade. Estou impossibilitado de ficar em pé por muito tempo em decorrência do agravamernto do problema que tive há uns vinte dias, com a bacia que saiu do lugar, trazendo-me muita dor lombar. O problema desta recaída foi o excesso de peso e a extravagância em andar muito, ao invés de fazer o repouso pedido pelo médico. O pior de tudo é que agora fico impedido de viajar para Roma, com tudo já planejado e pago, caso não melhore nos próximos dias, em razão de tratamento iniciado.
Abraços,
Pedro Paulo.

CARÍSSIMO PEDRO PAULO
É uma notícia que lastimo pelo seu estado de saúde.
Em breve você estará bom.
A missa de FINADOS foi um sucesso. Lembramos de você porque era idéia contar com o seu talento para abrilhantar o ato religioso.
Você poderá ver em meu blog como se desenrolou o evento, clicando em 2 de novembro e procurando o ano de 2011.
O RODRIGO DELLA ROSA apresentou um trabalho sensacional sobre o CADETE ROYTEMBERG ROCHA.
Contamos com você para o 19 de novembro, às 15 horas no Clube de Regatas TIETÊ.

RICARDO DELLA ROSA apresenta em seu blog um trabalho sensacional sobre o CADETE RUYTEMBERG ROCHA.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
O caso Ruytemberg Rocha
Aqui neste blog tratamos de personagens e objetos do passado, e estes assuntos antigos tem sempre uma aura de mistério ao seu redor. Quem não se interessa pelo sobrenatural? Confesso que o comentário do Sr. Jose Vacir Cogo sobre um pelotão fantasma vagando nas antigas trincheiras de Jacutinga, mencionado no post abaixo deste, me inspirou a montar esta postagem sobre o caso Ruytemberg Rocha - um combatente de 32 que não sabia que estava morto.
As informações abaixo foram extraídas da monografia do pesquisador Hernani Guimarães Andrade, publicada em 1971. Deixando qualquer tipo de julgamento de lado, trata-se de um caso verdadeiramente interessante.

Photobucket
No dia 6 de novembro de 1961, às 2Oh e 3Omin, na Rua Guararapes 779, no Alto da Lapa, cidade de São Paulo, efetuava-se costumeira sessão espírita. Achavam-se presentes as seguintes pessoas: Dr.Alfredo Castro, médico, em cuja casa se realizava a sessão; D.Maria Aidê Castro, esposa do Dr.A.Castro; Dr.Waltencir Linhares,médico; D.Yvette Schwindt Linhares, esposa do Dr.W. Linhares; Sr. Sérgio dos Santos Penna, assistente social; D.Marina Schwindt dos Santos Penna, esposa do Sr.Sérgio S.Penna; D. Anunciata Guaraldo, já falecida; Sr.Léo Weinstock, comerciante, esposo de D. Vitúlia (Túlia); D. Vitúlia Weinstock (Túlia), a "médium".
Iniciados os trabalhos da sessão, na forma típica dos grupos dessa natureza, e após alguns minutos de concentração, a médium, D. Túlia, começou a manifestar os sinais característicos de um transe. Logo a seguir, aparentemente inconsciente, passou a dar indícios de sofrimento, gemendo e soluçando. O dirigente dos trabalhos, Dr.Alfredo Castro, interrogou a médium, em transe, presumindo que uma outra "personalidade" se achasse ali presente utilizando a sensitiva como meio de comunicação com os assistentes da sessão. A referida personalidade informou então, o seguinte:
a) que se chamava RUYTEMBERG ROCHA;
b) que era aluno do 2o ano da Escola de Oficiais da Força Pública do Estado de São Paulo;
c) que fora incorporado ao "Batalhão Marcílio Franco”, em atividade na frente de Buri durante as operações militares da Revolução Constitucionalista;
d) que fora ferido por um estilhaço de granada, dizendo sentir muita dor na região supraclavicular esquerda (ou no peito, à esquerda), local este onde a "médium" em transe manteve a mão espalmada durante quase toda a sessão;
e) que fora trazido ao local da sessão pelo seu pai e por alguns amigos;
f)que nascera em São João da Bocaina, Estado de São Paulo, em 1908, (hoje denominado Bocaina, apenas);
g) que seu pai chamava-se OZÓRIO ROCHA;
h) que sua mãe chamava-se JULIETA SIMÕES, pronunciando seu apelido familiar (infelizmente,esquecido pelas testemunhas, algumas das quais sugerem seja "Lilita");
i) que tinha uma irmã, cujo nome declinou na ocasião, mas do qual as testemunhas não se recordam mais, por não o haverem anotado. Faz exceção D. Marina, que lembra ter sido OLINDA o nome dado por Ruytemberg Rocha.
"Chamo-me Ruytemberg Rocha, sou aluno do 2o ano da Escola de oficiais da Força Pública do Estado de São Paulo e incorporado como 2o Tenente ao Batalhão Marcílio Franco. Nasci em 1908, em São José da Bocaina; meu pai chama-se Osório Rocha e minha mãe Julieta Simões. Tenho uma irmã que se chama Olinda.
Estou aqui, trazido por meu pai e alguns amigos. Meu pai foi me buscar no campo de batalha onde fui atingido por estilhaço de granada. Sou combatente na frente de Buri.”
Houve uma pequena pausa e o dirigente da mesa lhe perguntou:
-“Quando meu amigo foi para o campo de batalha,seu pai era falecido?” -“Não!”, respondeu a entidade, muito surpresa. Começou, então, o trabalho natural de doutrinação e quando a entidade tomou conhecimento de sua situação espantou-se, pois até então não sabia que havia morrido, e perguntou: “Em que ano nós estamos?” -“Em 1961”, respondeu~lhe o dirigente da mesa. -“Já!!! Mas não é possível. Quase 30 anos!”
-“Então o que aconteceu comigo!?, exclama admirada a entidade.”E minha mãe, onde está? “E minha irmã? Tanto a queria!”
Depois de consolada e confortada pelo dirigente dos trabalhos, que esclareceu à entidade a sua condição como pertencente ao mundo dos espíritos, houve como que um alívio, uma calma, um bem estar próprio a quem procura e encontrou uma solução para seus problemas. Concordou com certa satisfação em se afastar em companhia de nossos amigos do espaço. Fizemos uma prece para encerrar os trabalhos dessa noite e o resto transcorreu normalmente.
A partir deste impressionante episódio, o autor da monografia relata a pesquisa realizada para atestar a veracidade dos fatos e se havia alguma possibilidade dos presentes naquela sessão espírita ter algum prévio conhecimento acerca da história de Ruytemberg Rocha. Lembrem-se que o ocorrido deu-se em 1961 e que na época a obtenção de informações sobre a Revolução Constitucionalista dava-se de maneira bem diferente, sem as facilidades do compartilhamento do conhecimento que hoje temos à nossa disposição. Abaixo trago alguns aspectos interessantes desta pesquisa. No parágrafo abaixo um dos participantes relata a primeira pesquisa sobre a veracidade das informações obtidas durante a sessão mediúnica.
No dia 11 de novembro de 1961, no primeiro sábado após a reunião, aproveitamos a manhã livre para irmos até o bairro da Cantareira, nesta capital, onde está localizada a Escola Preparatória de Oficiais da Força Pública, escola esta que dizia ter pertencido a entidade manifestante de nome Ruytemberg Rocha, como aluno oficial do 2o ano. Ali chegando, solicitamos a presença do oficial do dia, sem a ordem do qual não poderíamos iniciar a nossa visita, que era a de obter dados e informações sobre ex-alunos, combatentes de 1932, desse colégio militar, já falecidos. Responde-nos o oficial: -"isto para nós é fácil, pois se tratando de nossos heróis da revolução, temos tudo arquivado. Segundo diz, informações sobre quem?” Quando lhe falamos que desejávamos saber algo sobre o tenente Ruytemberg Rocha, ele abriu largo sorriso, e estendendo os braços disse: "Recentemente lhe prestamos uma homenagem, esta avenida principal de nossa escola tem seu nome: Tenente Ruytemberg Rocha, herói falecido em combate."
De posse da ficha tivemos o prazer de ter um a um todos os dados pessoais do Tenente Ruytemberg Rocha. Todos confirmam as suas revelações. Tudo igual. Tudo certo. Nada falhara. Pedi ao Tenente Secretário, Sr.Mário de Jesus Cordeiro, uma cópia daquela ficha pessoal,o que imediatamente foi feito e assinado por ele.
O autor da monografia então relata a pesquisa acerca de publicações da época e quaisquer outras fontes que poderiam ter usadas pela "médium" para obter informações sobre o Cadete Ruytemberg:
No livro “Cruzes Paulistas”, editado pela "Campanha Pró-Monumento e Mausoléu do Soldado Paulista de 32", São Paulo, 1936, contem a maior soma de informações biográficas sobre Ruytemberg Rocha. À página 409 do referido livro, lê-se o seguinte: “RUYTEMBERG ROCHA (Força Publica) Alumno do Curso de Officiaes da Força Publica, partiu para o sector Sul, como Capitão, logo no começo da campanha. Em Bury, dia 26 de Julho, quando em combate, recebeu uma bala na cabeça, morrendo immediatamente. Foi sepultado no cemitério velho de Bury. Esse combate, um dos mais duros daquella frente, durara nada menos que dezessete horas.
Dados Biographicos - Nascera Ruytemberg em S.João da Bocaina a 19 de Janeiro de 1908, filho do Sr. Ozorio Rocha e de d. Julieta Simões Rocha. Era irmão de José Euriderval, Olinda, Ladidopeia e Servio. Era solteiro.(sic).”
Como pode ver-se, aquela página do referido livro contém grande parte das informações prestadas pela médium em transe. Todavia, falta o "apelido" da mãe. Além disso, a informação dada pela médium discrepa em algum pontos.
O Livro “Cruzes Paulistas” é um grosso volume, de 516 páginas, contendo 633 pequenas biografias de participantes ativos falecidos na Revolução de 1932. Foi editado, em 1936, com o objetivo de angariar fundos para a construção do "Monumento e Mausoléu ao Soldado Paulista de 32". Desta primeira e única edição foram feitos 100 (cem) exemplares em papel de linho, 500 (quinhentos) em papel "bouffon" e 2000 (dois mil) em papel acetinado; ao todo, 2600 (dois mil e seiscentos) exemplares. Nem todos foram vendidos, restando, ainda, muitos em estoque. O exemplar que adquirimos, em papel "bouffon", tem o número 154; data de compra: 13/08/1970.
Esse livro é pouco conhecido atualmente, bem como as outras obras congêneres lançadas naquela ocasião. A maior parte das consultas feitas sobre tal bibliografia foi conseguida nos arquivos da "Sociedade Veteranos de 1932 - M.M.D.C.", na Rua Anita Garibaldi n9 25, São Paulo, e na Biblioteca Municipal de São Paulo. Os livros sobre a Revolução de 1932, especialmente os editados à época, já não se encontram facilmente nas livrarias. O exemplar de Cruzes Paulistas foi por nós obtido na sede da "Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C."
Depoimento do CEL Alfredo Guedes De Souza Figueira em 28 de agosto de 1970:
O Cel. Alfredo Guedes relatou-nos o seguinte: -Eram quatro os alunos da Escola de Oficiais da Força Pública que foram incorporados ao "Batalhão Marcílio Franco": Ruytemberg Rocha, Walter Greenen, Antônio Alembert e Alfredo Guedes de S. Figueira (o declarante). No Batalhão Marcílio Franco todos tinham, oficiosa mente, o posto de Capitão, embora não fosse este o posto real que possuíam na Força Pública. Achavam-se em pleno combate no cemitério da cidade de Buri, Estado de São Paulo. Na ocasião, como a munição estivesse escasseando, o então Cap. Alfredo Guedes dirigiu-se a Ruytemberg Rocha e propos-lhe que se fosse buscar mais munição. Ficou resolvido que o próprio Cap. Alfredo Guedes iria providenciar a munição, ficando Ruytemberg Rocha na trincheira, garantindo aquela posição com seus comandados. Ao regressar com o material, o Cap. Alfredo Guedes encontrou, no trajeto de volta, um caminhão que transportava para a retaguarda o cadáver de Ruytemberg Rocha, há pouco morto em a combate.
O Cap. Alfredo Guedes, subindo na carroceria do veículo, pode ver o corpo de Ruytemberg Rocha com ferimento ao nível do frontal (centro da testa). Na ocasião tirou-lhe o coldre a tira-colo, já sem o revólver, e guardou-o como lembrança do companheiro. Posteriormente, ofereceu-o ao Museu da Força Pública. O Cel. Alfredo Guedes afirmou que a “causa mortis” de Ruytemberg Rocha fora um tiro na cabeça. Inquirido sobre se conhecera ou tivera relações pessoais com as testemunhas do caso (sessão), afirmou jamais ter visto ou conhecido tais pessoas.
Pesquisa na Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C:
No dia 13 de agosto de 1970,fizemos nosso primeiro contato com o Cap. Francisco Molinari, presidente da "Sociedade Veteranos de 32 MMDC", na Rua Anita Garibaldi, 25 em São Paulo. Na mesma ocasião, ficamos conhecendo o Tenente Geraldo Norberto Freire, Diretor de Exumação e Transladações da mesma Sociedade.
Ambos esses oficiais mostraram vivo interesse pelo Caso de Ruytemberg Rocha e, gentilmente, proporcionaram-nos todas as facilidades para a pesquisa dos dados referentes à questão. Graças ao Cap. Francisco Molinari e ao Tenente G. N. Freire foi possível realizar parte do levantamento bibliográfico e obter orientação para a busca nos jornais, pois a Sociedade conta com excelente arquivo de recortes de notícias sobre a Revolução de 1932.
Inquiridos sobre a eventualidade de conhecerem as pessoas ligadas ao caso(sessão) Ruytemberg Rocha, e após verem as fotografias que lhes apresentamos, declararam que jamais viram nem ali estiveram quaisquer dos participantes da referida sessão. Afirmaram-nos, ainda, que ninguém, até então, houvera procurado os arquivos da Sociedade com o intuito de obter informes sobre Ruytemberg Rocha. Ambos ocupam os cargos há muitos anos e nunca ouviram, da parte dos funcionários da Sociedade, quaisquer alusões a uma pesquisa biográfica sobre Ruytemberg Rocha. Solicitamos informações sobre a exumação e transladação dos despojos de Ruytemberg Rocha para o Mausoléu do Soldado de 32, situado no Ibirapuera, São Paulo. O Tenente G. N. Freire exibiu-nos a documentação referente ao ato. A autorização para a transladação dos restos mortais de Ruytemberg foi firmada pela Sra. Ricardina C. Fonseca, Presidente da "Liga das Senhoras Católicas de São Paulo", aos 8 de junho de 1963. 0 ato da exumação ocorreu no dia 8 de julho de 1963, às 12 horas, no "Cemitério São Paulo", sob a responsabilidade do Sr. Jarbas Araújo, auxiliado pelo Sr. Paulo Affonso Aquillini. A cerimônia religiosa da encomendarão foi realizada pelo Capelão da FAB., Cônego Pedro Gomes. Tais cerimônias ocorreram, portanto, após a data da sessão em que se deu a aludida comunicação através de D. Túlia.
Photobucket
Na conclusão do seu trabalho o pesquisador sugere as seguintes questões:
a) Como e por quê a médium focalizou, em 1961, justamente Ruytemberg Rocha, falecido em 1932, bem como as fontes correlatas de informação a seu respeito?
b) Por quê a "causa mortis”, inclusive sua característica dramatização, não concorda com das fontes informativas, bem assim com o conhecimento daqueles que testemunharam a morte de Ruytemberg e que o viram com o ferimento a bala, ao nível do frontal ?
c) Como e por quê a médium registrou o apelido familiar da mãe de Ruytemberg (Julita), distinguindo-o do nome que geralmente figura no livro Cruzes Paulistas, nos registros da Academia Militar da Força Pública e no noticiário de "0 Estado de S.Paulo", de 10/7/937, pág. 12?
d) Como e por que a médium conseguiu informar o posto verdadeiro de Ruytemberg, quando ainda vivo, se a maioria das fontes informativas davam-no como Capitão?
e) Como pode a médium distinguir, entre todos os irmãos, o nome da irmã que era mais chegada a Ruytemberg, uma vez que OLINDA já era falecida em 1961, por ocasião da sessão? (No depoimento gravado do Sr. José Garcia S. Rocha, irmão de Ruytemberg, ele declarou que, realmente, OLINDA era a irmã mais ligada a Ruytemberg. Olinda faleceu dois anos após Ruytemberg, isto é, em 1934)
Ruytemberg só foi efetivamente promovido a Capitão muito tempo depois de sua morte. Ele era Aluno Oficial do 2o ano da Escola de Oficiais, quando se incorporou ao Batalhão Marcílio Franco. Logo, só poderia ter dado esta informação, a qual independe das cinco fontes dadas à publicidade, após sua morte. O livro “Cruzes Paulistas menciona "aluno do Curso de Oficiais da Força Pública", mas dá seu posto como sendo Capitão; não menciona o Batalhão Marcílio Franco.
Realmente, Ruytemberg foi morto por uma bala que o atingiu na fronte. Este é o fato. Qual teria sido a última sensação de Ruytemberg, devida ao impacto violento do projétil que lhe perfurou o crânio? Certamente, foi a de um estrondo, seguido de clarão, pois as concussões na cabeça produzem esse efeito. A bala, ao penetrar-lhe a caixa craniana, teria excitado o centro da sensibilidade correspondente à região onde sentiu a dor. Em frações de segundo, que lhe precederam a morte, Ruytemberg teria interpretado o fato como a explosão de uma granada, cujos estilhaços o teriam atingido na região correspondente à parte cerebral excitada. Esta seria, a nosso ver, a explicação para a discrepância assinalada.
É interessante ressaltar o fato de que o setor de Buri foi um dos mais castigados por bombardeios de canhão. Tal peculiaridade daquela frente de combate é particularmente conhecida dos ex-combatentes da Revolução Paulista de 1932. Desse modo, é natural que os soldados do "front" de Buri se mostrassem preocupados com os estilhaços de granada. Ao receber o impacto do projétil na testa, seria bem normal que Ruytemberg Rocha houvesse interpretado, segundos antes de morrer, como sendo um estampido de granada. Ao sentir a dor na região correspondente à zona cerebral excitada, teria concluído que fora atingido por um estilhaço de granada ao nível do peito.
O presente caso, embora comporte explicações ou normais ou baseadas na percepção extra-sensorial, apresenta evidências que sugerem a manifestação de um agente desencarnado, através de uma médium. As características da comunicação colocam-na na categoria do tipo "drop in", isto é, o comunicador é inteiramente desconhecido da médium e dos assistentes da sessão. O autor, sem querer desmerecer as outras interpretações, opta pela última, por lhe parecer mais adequada ao caso.
Os restos mortais do Cadete Ruytemberg Rocha encontram-se no Mausoléu do Ibirapuera.

Recebo esta mensagem de BARRETOS:
Prezado Prefeito Emanoel Carvalho
Segue anexo conforme combinado, lista com os nomes de 235 ex-combatentes de 1932 - Conheço (ainda vivo) apenas o Sr. Arlindo.
Sugiro divulgar através da imprensa a relação que pode ser colocada em ordem alfabética, para que familiares de manifestem sobre possível inclusão de outros combatentes que não constam na lista.
Obs. 1) Mantive a ordem que está no livro.
2) Solicitei ajuda do Coronel PM Mario Fonseca Ventura presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, no sentido de verificar junto aos arquivos da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC se existe dados dos combatentes barretenses. Ainda não obtive resposta.
Fones 3105-8541   /   2441-3821
Rua Anita Garibaldi, 25 Centro - SP
CEP 01018-020
O Cel. Mario Fonseca Ventura, manifestou interesse em participar do evento dependendo da data a lhe ser confirmada oficialmente.
Atenciosamente,
[ ]s Rocha
2 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para   Português)  
Livro Bié Machione.doc
4265K   Visualizar   Baixar  
A repercussão do Movimento em Barretos.docx

PREZADO LUIZ ANTONIO
Tomei conhecimento de sua mensagem e proponho a você a criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA BARRETENSE nos moldes dos existentes em ITAPETININGA e PIRACICABA.
Não há ônus e, pela internet, o trabalho passa a ser conhecido até no Exterior.
Infelizmente nada foi encontrado na Sociedade, após pesquisa que fiz em fins de semana. Dada a fragilidade da nossa Instituição, no passado, foi alvo de infiltrações de água de chuva, principalmente em 1997, por avaria causada no telhado, onde um reboco do prédio vizinho, em reforma, causou uma perda histórica dos documentos que não há jeito algum de retorno, a não ser o brilhante trabalho de nossos voluntários.
Caso você tenha interesse na criação do NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE BARRETOS posso colocá-lo em contato com o Professor BIAJONE, de ITAPETININGA, idealizador dessa nova modalidade de divulgação dos feitos e fatos da EPOPÉIA DE 32.
Através da pesquisa do GOOGLE consulte:
VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA blog de EGYDIO TISIANI, após os contatos com BIAJONE idealizador do Núcleo ITAPETININGA ÀS ARMAS!
Estou a sua inteira disposição, principalmente agora que estamos nos aproximando dos 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA.

Junto às minhas memórias essa crônica do ELIO GASPARI:
Lula, o câncer, o SUS e o Sírio
O Brasil de Nosso Guia está a 33 quilômetros da "perfeição no tratamento de saúde"
AS PESSOAS que estão reclamando porque Lula não foi tratar seu câncer no SUS dividem-se em dois grupos: um foi atrás da piada fácil, e ruim; o outro, movido a ódio, quer que ele se ferre. Na rede pública de saúde, em 1971, Lula perdeu a primeira mulher e um filho. Em 1998, o metalúrgico tornou-se candidato à Presidência da República e pegou pesado: "Eu não sei se o Fernando Henrique ou algum governador confiaria na saúde pública para se tratar". Nessa época acusava o governo de desossar o SUS, estimulando a migração para os planos privados. Quando Lula chegou ao Planalto, havia 31,2 milhões de brasileiros no mercado de planos particulares. Ao deixá-lo, essa clientela era de 45,6 milhões, e ele não tocava mais no assunto.
Em 2010, Lula inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento do SUS no Recife dizendo que "ela está tão bem localizada, tão bem estruturada, que dá até vontade de ficar doente para ser atendido". Horas depois, teve uma crise de hipertensão e internou-se num hospital privado.
Lula percorreu todo o arco da malversação do debate da saúde pública. Foi de vítima a denunciante, passou da denúncia à marquetagem oficialista e acabou aninhado no Sírio-Libanês, um dos melhores e mais caros hospitais do país. Melhor para ele. (No andar do SUS, uma pessoa que teve dor de ouvido e sentiu algo esquisito na garganta leva uns 30 dias para ser examinada corretamente, outros 76, na média, para começar um tratamento quimioterápico, 113 dias se precisar de radioterapia. No andar de Lula, é possível chegar-se ao diagnóstico numa sexta e à químio, na segunda. A conta fica em algo como R$ 50 mil.)
Lula, Dilma Rousseff e José Alencar trataram seus tumores no Sírio. Lá, Dilma recebeu uma droga que não era oferecida à patuleia do SUS. Deve-se a ela a inclusão do rituximab na lista de medicamentos da saúde pública.
Os companheiros descobriram as virtudes da medicina privada, mas, em nove anos de poder, pouco fizeram pelos pacientes da rede pública. Melhoraram o acesso aos diagnósticos, mas os tratamentos continuam arruinados. Fora isso, alteraram o nome do Instituto Nacional do Câncer, acrescentando-lhe uma homenagem a José Alencar, que lá nunca pôs os pés. Depois de oito anos: 1 em cada 5 pacientes de câncer dos planos de saúde era mandado para a rede pública. Já o tucanato, tendo criado em São Paulo um centro de excelência, o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, por pouco não entregou 25% dos seus leitos à privataria. (A iniciativa, do governador Geraldo Alckmin, foi derrubada pelo Judiciário paulista.)
A luta de José Alencar contra "o insidioso mal" serviu para retirar o estigma da doença. Se o câncer de Lula servir para responsabilizar burocratas que compram mamógrafos e não os desencaixotam (as comissões vêm por fora) e médicos que não comparecem ao local de trabalho, as filas do SUS poderão diminuir. Poderá servir também para acabar com a política de duplas portas, pelas quais os clientes de planos privados têm atendimento expedito nos hospitais públicos.
Lula soube cuidar de si. Delirou ao tratar da saúde dos outros quando, em 2006, disse que "o Brasil não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde". Está precisamente a 33 quilômetros, a distância entre seu apartamento de São Bernardo e o Sírio.
Elio Gaspari

Apostilas do Diretor, de 1-11-2011
Apostilando a promoção:
Nos termos do Art. 2º, parágrafos 1º e 3º e Art. 4º da Lei  Complementar 1.150/11:
Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 92532-2 José Pascoal  Nicoletti - CPI-10 - Araçatuba/SP, (Apost. DP-012/122/11); Ao posto de Maj Dent PM, o(s) Cap Dent PM 842211-7
Marco Antonio Fernandes Costa - C Med - São Paulo/SP, (Apost.  DP-013/122/11).
Ao posto de Maj QAOPM, o(s) Cap QAOPM 812788-3  Marcos Almir de Albuquerque Oliveira - CPA/M-1 - São Paulo/SP,  (Apost. DP-014/122/11).
Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do Art. 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, Art.  138 parágrafo 2º combinado com o Art. 129 da Constituição  Estadual de 1989, Art. 133 da Constituição Estadual de 1989,  Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer  CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, Art. 1º e 3º da Lei Complementar 432/85  Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes  às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os  proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço  e 02 anos no posto de Ten Cel PM e o § 2º do Art. 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 92532-2 José Pascoal Nicoletti - CPI-10 - Araçatuba/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.357/11 - Pr. 31.314/11).
Nos termos do Art. 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, Art. 138 parágrafo 2º combinado com o Art. 129 da Constituição Estadual de 1989, Art. 1º e 3º da Lei Complementar 32/85,
Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap Dent PM, Padrão PM-14, o(s) Maj Dent PM 842211-7 Marco Antonio Fernandes Costa - C Med - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.356/11 - Pr. 31.360/11).
Nos termos do Art. 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, Art. 138 parágrafo 2º combinado com o Art. 129 da Constituição Estadual de 1989, Art. 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Art. 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap QAOPM, Padrão PM-14, o(s) Maj QAOPM 812788-3 Marcos Almir de Albuquerque Oliveira - CPA/M-1 - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.363/11 - Pr. 31.653/11

Ao senhor Coronel Fonseca Ventura
Conforme aprovado na Loja Maçônica Apóstolos Paulistas, no dia 21/11/11 deverei buscá-lo para proferir a palestra numa sessão pública.
Peço por favor me ligar para acertamos os detalhes.
Meu nome Antonio Carlos Petroni, tel cel 7725 6948
Abraços fraternais.

PREZADO PETRONI
O CEZARIO LANGE conversara comigo e me dera o seu telefone.
Moro na AVENIDA BENVINDO TOLENTINO NETO, 435, uma travessa da BRIGADEIRO FARIA LIMA, altura da PADARIA GALES. Na esquina da minha rua e a Avenida FARIA LIMA fica uma agência do BANCO ITAU.
Essa BRIGADEIRO FARIA LIMA é a que vai para o COCAIA. Mas farei uma ligação para o senhor quando estivermos mais próximos da data.
Aproveito o ensejo para convidá-lo para uma solenidade que faremos ainda sobre os 79 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista no sábado, dia 19 de novembro, no CLUBE DE REGATAS TIETÊ, às 15 horas.   .

As roupas simples, a barba por fazer e o olhar distante podiam não indicar que MARCELO CASTILHO AVELLAR era um profundo conhecedor do mundo das artes, intelectual com imenso repertório e dos mais capazes críticos de cinema de MINAS GERAIS. Mas ele era. Para alguns, era um gênio. Atuou por 30 anos no caderno de Cultura do jornal “ESTADO DE MINAS”, em BELO HORIZONTE. Escrevia sobre cinema, teatro e literatura. Era professor de teatro da PUC MINAS. AVELLAR era considerado o mais experiente integrante da Associação Mineira de Críticos de Cinema e um dos nomes mais importantes do jornalismo cultural de BELO HORIZONTE. Participou ativamente da vida cultural mineira. Em agosto, por exemplo, incentivou a primeira exibição pública de “A SERBIAN FILM”, que havia censurado pela Justiça, realizada no Galpão Cine Horto. Tinha 50 anos. Morreu subitamente em casa, na capital mineira, de causas naturais, ontem. TÚLIO DIAS foi um dos vários representantes da vida cultural mineira que lamentaram o desaparecimento precoce de AVELLAR. Lembrou que ele “era tímido, meio antissocial, embora tivesse uma sensibilidade e educação fora de série”. E mais “Seus textos, não apenas sobre cinema, sempre foram recheados de informação e capazes de dialogar com todo tipo de público. Era sempre uma bela aula de comunicação”. Esta é a frase que AVELLAR postou no FACEBOOK, no dia de sua morte: “Neste momento, meu coração já deveria estar parado, já que tantos outros que ele teve deixaram de bater. Porém, já que não posso mais ser amado, deixem-me ainda amar”. AVELLAR nasceu em dezembro de 1960.

Fazia um ano que dona NORMA BUZZINI DE OLIVEIRA, então com 94 anos, mudou-se de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO para SERTÃOZINHO, onde foi morar com a filha, CLEONICE. Mesmo longe da família, queria saber notícias de todos. A dona de casa era viúva havia 31 anos. Teve quatro filhos, oito netos e um bisneto. Dedicou a vida à família. Exímia cozinheira, seu cural de milho era disputado por todos. Mulher meiga, era sempre amorosa com os irmãos, filhos e netos. No aniversário de 95 anos, há duas semanas, estava muito alegre. Vaidosa, teve cuidado para não se desarrumar na frente dos convidados ou borrar o batom. Teve choque séptico. Nasceu em 1916.

O DIA DE FINADOS levou 1,5 milhão de pessoas aos 22 cemitérios municipais de SÃO PAULO, segundo estimativa da Prefeitura. O governo preparou um esquema especial para a data, com interdição de ruas, mudanças de itinerários de ônibus e agentes de trânsito. O tráfego foi tranqüilo. Mesmo com o rodízio suspenso, o motorista só enfrentou congestionamento na porta dos cemitérios. O cemitério de VILA FORMOSA, na zona leste, é o maior da América Latina e recebeu 100 mil visitantes desde o final de semana. O prefeito KASSAB e o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, comandante geral da PMESP, celebraram a memória dos oficiais mortos em serviço no Cemitério do ARAÇÁ. No cemitério PARQUE DOS PINHEIROS, na zona norte, faixas homenageavam ISABELLA NARDONI, assassinada em 2008. O túmulo de DAVI MOTA, no Cemitério das Lágrimas, em SÃO CAETANO DO SUL, também recebeu homenagens de parentes e desconhecidos. Em setembro, ele atirou na professora e cometeu suicídio. A lapide de azulejos brancos recebeu algumas poucas flores e uma foto de DAVI com o uniforme escolar. No Cemitério dos GIRASSÓIS, me PARELHEIROS, zona sul, 177 pessoas deitaram no gramado simbolizando vidas poupadas pela Campanha do Desarmamento.

O manobrista JHONATAN PAULINO ALVES DOS SANTOS, de 22 anos, funcionário de estacionamento em HIGIENOPOLIS, “emprestou” o carro de uma cliente para dois amigos irem a uma festa em CAIERAS, e provocou a morte de dois jovens em acidente de trânsito. O veículo, um KIA CARENS, bateu de frente com o PÁLIO ocupado pelas vítimas após uma ultrapassagem em local proibido. O motorista e o passageiro, NIVALDO CASTRO e HIGOR COSTA ARAÚJO, respectivamente, fugiram a pé do local sem socorrer feridos.  O CARENS pertence a uma médica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. No sábado à noite, ela deixou o veículo no estacionamento RIT, da Avenida ANGÉLICA, 1982 e foi trabalhar no plantão. Aproveitando que a cliente só retiraria o carro no dia seguinte, JHONATANA deixou os amigos usarem. Com a violência do choque entre o CARENS e o PÁLIO, este dirigido pela jornalista DENISE PIMENTEL SPERA, de 26 anos, praticamente foi cortado ao meio. Ela e o amigo BRUNO TUON PERIM, de 28 anos, morreram. A prima de BRUNO, a também jornalista LÍGIA MARIA CELEGUIM TUON, ficou bastante machucada. DENISE e LÍGIA eram amigas desde os 2 anos. Segundo o delegado, a dona do CARENS levou um susto quando os policiais ligaram para ela perguntando a razão de ter abandonado o local do acidente. “Foi a partir das informações dela que o caso começou a ser esclarecido”, disse. O manobrista foi localizado na noite de domingo, trabalhando no estacionamento. Inicialmente, disse ao delegado, era ele quem dirigia. Mas ao perceber a dimensão do acidente, voltou atrás e admitiu ter emprestado o carro da cliente. Ele e os amigos moram em CAIEIRAS. O manobrista, o motorista da carreta e os dois amigos foram indiciados em inquérito por homicídio culposo. JHONATAN ainda responderá pelo crime de apropriação indébita. Já os amigos, além do mesmo delito, têm ainda o agravante da evasão do local do acidente.

Um dos principais articuladores da quadrilha de LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO MEIRA-MAR, o traficante MARCELO DA SILVA LEANDRO, o MARCELINHO NITERÓI, de 34 anos, foi morto na noite do dia 1º de novembro durante um confronto com agentes da Polícia Federal, no BOPE e da Polícia Civil na Favela PARQUE UNIÃO, no Complexo da MARÉ, no RIO. O traficante estava cercado por seguranças, entre eles o ex-militar do Exército JEFERSON DOUGLAS SILVA DOS SANTOS, de 23 anos, que também acabou morto no confronto. Eles foram surpreendidos quando deixavam uma casa na Rua ARI LEÃO. MARCELINHO chegou a ser socorrido no Hospital Federal de BONSUCESSO, mas não resistiu. Além dele e do segurança, também foi baleado um jovem de 18 anos, que continuava internado hoje. MARCELINHO era considerado um dos chefões da maior facção criminosa do RIO. Procurado desde 2002, ele teria fugido do Complexo do Alemão quando a polícia invadiu os morros da região em novembro de 2010. Responsável pela distribuição de drogas para boa parte das quadrilhas do RIO, ele também era apontado como principal articulador de um consórcio formado por facções criminosas do RIO e de SÃO PAULO, que controla áreas de plantio de maconha nas cidades paraguaias de PEDRO JUAN CABALLERO e CAPITÁN BADO, na fronteira com o MATO GROSSO DO SUL.

Aconteceu de novo. Mais um edifício de luxo foi alvo de arrastão no MORUMBI. Desta vez, três bandidos invadiram um prédio na Rua MANOEL ANTÔNIO PINTO, por volta das 4 horas, fizeram reféns e saquearam dois apartamentos. Entre as vítimas está o ator do SBT DIOGO PICCHI, filho dos atores ELIZABETH SAVALLA e MARCELO PICCHI. DIOGO chegava de uma festa com a namorada, a atriz GABRIELI PORTIELI, de 22 anos, quando foi surpreendido pelos criminosos no saguão do prédio. “Me obrigaram a levá-los ao meu apartamento, onde um amigo dormia, e foram violentos. Eles o acordaram com a arma na cabeça”, conta. Os bandidos levaram três laptops, duas mochilas e eletrônicos.


Nascida em MARÍLIA, a atriz, diretora teatral e professora LIANA MICHELIN VILLAS-BÔAS esteve à frente de trabalhos cênicos de fôlego como “CORPO SANTO”, “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, “GREEN MANZANAS”, “A FARSA DA ESPOSA PERFEITA” e “MENINA DAS ESTRELAS”. Migrou para PORTO ALEGRE (RS) para estudar arte dramática e direção teatral na Universidade Federal do RIO GRANDE DO SUL. A partir do domínio do palco, ganhou confiança para trabalhar como apresentadora em programas infantis da TV CULTURA. Com o também ator JURANDIR ALLIATTI, já falecido, com quem dividiu os palcos, teve uma filha. Morreu hoje em PORTO ALEGRE. Ela nasceu em 1952.

SÔNIA MARIA TRINDADE, a SONINHA DA MOCIDADE, nasceu na favela de VILA VINTÉM, na zona oeste do RIO, onde cresceu embalada pelo ritmo-símbolo do Carnaval brasileiro. Ela herdou do pai, JORGE CASACA, a paixão pelo samba e pela Mocidade Independente de PADRE MIGUEL, escola fundada com a ajuda dele. SONINHA começou a freqüentar a Verde e Branco ainda criança. Ela começou em 1962 na ala mirim, foi porta-estandarte de algumas alas na adolescência e ganhou destaque no Carnaval do RIO como porta-bandeira, posto exercido de 1978 a 1985. A sambista conquistou dois campeonatos com a Mocidade, em 1979 e 1985. SONINHA saiu no auge, logo depois da última conquista e decidiu se dedicar a ensinar jovens talentos. Em 1986, com o mestre-sala ADILSON DA MOCIDADE, começou um projeto social que formou novos casais dentro da escola e não parou mais de transmitir seu conhecimento na arte de bailar. TIA SONINHA foi instrutora na Escola do Mestre MANUEL DIONÍSIO por mais de 20 anos. Ela colecionou uma legião de amigos e admiradores, como LUCINHA NOBRE, porta-bandeira da PORTELA e ex-MOCIDADE, que definiu SONINHA como “sempre elegante, educada e, acima de tudo, gentil com todos a seu redor”. Mesmo fora da avenida, a sambista nunca abandonou a MOCIDADE, da qual era sócia benemérita. SÔNIA MARIA TRINDADE morreu nesta quarta-feira, aos 57 anos, em decorrência de problemas renais, deixando de luto não só a MOCIDADE, mas todos os amantes do Carnaval brasileiro. Ela será enterrada no Cemitério do MURUNDU, em REALENGO. SONINHA nasceu em 1954. 

Jogando em sua cidade natal, ROGER FEDERER perdeu hoje o primeiro set em 12 jogos contra o finlandês JARKKO NIEMINEN, algoz de THOMAZ BELLUCCI no ATP DA BASILÉIA. Ainda assim o suíço venceu. Quem estreou com vitória no torneio suíço foi o norte-americano ANDY RODDICK, que está em fase decadente na carreira. Ele derrotou o alemão TOMMY HAAS. 

Na véspera da abertura da reunião de cúpula do G-20, a EUROPA deu um ultimato à GRÉCIA. Dois dias depois que o premiê grego, GEORGE PAPANDREOU, anunciou um referendo sobre a adoção do plano de socorro negociado pela UNIÃO EUROPÉIA, líderes do bloco impuseram três condições a ATENAS: que PAPANDREOU obtenha um voto de confiança do Parlamento grego; que o referendo seja realizado no menor prazo possível/ e que a consulta inclua uma questão direta sobre se os gregos querem continuar na zona do euro. Em outras palavras, os representantes europeus advertiram PAPANDREOU que ou a GRÉCIA diz “sim” ao euro e adota o plano de socorro, ou diz “não” e abandona a moeda. O referendo deve ocorrer em 4 de dezembro.         

Um tribunal de LONDRES autorizou hoje a extradição de JULIAN ASSANGE, fundador do site WIKELEAKS, para a SUÉCIA, onde terá de responder às acusações de abuso sexual supostamente ocorrido em 2010. Ele ainda poderá recorrer à Suprema Corte britânica, informou fonte próxima a ASSANGE. A decisão é o mais recente capítulo de uma batalha judicial que se desenrola há meses, e ao longo da qual ASSANGE foi condenado à prisão domiciliar e o WIKILEAKS fechou temporariamente.

O semanário satírico francês CHARLIE HEBDO teve sua redação destruída por um incêndio criminoso na noite de terça-feira para quarta, horas antes da publicação de uma edição sobre ISLÃ e democracia em que aparecem caricaturas do Profeta MAOMÉ. O escritório do jornal, em PARIS, foi alvo de coquetéis MOLOTOV. Solidário, o diário LIBÉRATION decidiu abrigar em sua redação os funcionários do CHARLIE HEBDO.

O primeiro-ministro de ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU, defendeu, hoje, sua decisão de expandir a construção de assentamentos em JERUSALÉM ORIENTAL, afirmando que é “o direito e o dever” do governo fazer obras em todas as partes de sua capital. Na terça-feira, dia 1º de novembro, o governo informou que 2 mil novos apartamentos seriam construídos nas áreas judaicas da região leste da cidade. Autoridades disseram que a decisão faz parte da represália israelense ao reconhecimento do Estado Palestino na UNESCO, o braço da ONU ligado à educação, à ciência e à cultura. As obras foram condenadas por palestinos, pela UNIÃO EUROPEIA e pela GRÃ-BRETANHA.

Diante da ameaça de isolamento regional, a SÍRIA aceitou hoje um plano da Liga Árabe pelo qual se compromete a suspender imediatamente a repressão contra os opositores, levar adiante reformas e libertar todos os prisioneiros políticos. Tanques e blindados das Forças Armadas também precisarão ser retirados das ruas. O acordo prevê também a permissão para a entrada da imprensa estrangeira no país. O regime de BASHAR ASSAD havia permitido uma cobertura monitorada e por prazo limitado de alguns países. O secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON, afirmou em NOVA YORK que o “assassinato de civis tem de ser interrompido imediatamente e que “ASSAD precisa implementar o acordo o mais rápido possível”.

A ministra de integração Regional do ZIMBÁBUE, PRISCILLA MISIHAIRABWI MUSHONGA, afirmou que os homens do país deveriam negar sexo a suas esposas caso ela não se registrem para votar nas eleições de 2012. Ela disse que os homens deveriam aplicar “sanções de cama” a suas mulheres até que elas mostrem um recibo eleitoral. A abstenção do voto feminino é algo comum no ZIMBÁBUE, onde o presidente autoritário ROBERT MUGABE pretende realizar eleições em março do ano que vem.  

2 012      :      -      SEXTA-FEIRA      FINADOS.
Antes de sair de casa, nesta manhã, com a idéia de ir para o Monumento Mausoléu do Ibirapuera, abro a Internet e recebo uma mensagem do Comandante HORÁCIO (CORONEL PM ODAIR) sobre FINADOS:
ARTIGO SEMANAL Nº 186 Luzes que se apagam
Quinta feira, 01 de novembro de 2012.
A notícia chega para todos, o momento do juízo final de cada um bate à porta sem aviso prévio e leva para outra morada junto ao Pai.
Todo ser vivo teme a morte, o encerramento do expediente sem volta, luzes que se apagam, portas que se fecham para a vida, boa para uns, ruim para outros, mas o caminho é um só, param as máquinas e não há reparos.
Quando o caixão baixa à sepultura, levando aquele corpo que ainda há pouco ria, chorava, fazia planos, comprava bens, discutia futebol, a crise financeira, ou chorava a perda do filho vítima das drogas, é o momento do silêncio, das lágrimas.
Mas será que choramos pela perda ou pranteamos o fato de não sermos nós, os chamados para a vida eterna. Ora, o fato de ser jogado a sete palmos de terra, onde será comido pelos vermes, é uma afronta àquele que foi feito “à imagem e semelhança de Deus”. A dignidade é a cremação que dá a verdade às palavras do Criador: “memento, oh homo, quia pulvis est et in pulvis reverteribus” ( Lembra-te oh homem, tu és pó e ao pó retornarás)
Para que, ao menos uma vez ao ano, os falecidos sejam lembrados, a data de Finados encerra o instante de reflexão, oração pelo bem estar dos entes queridos que preparam a nossa chegada. Ocasião em que tudo que se refira à uma homenagem, é vendido a peso de ouro pelos urubus humanos, a ganância que os levará também à pousada onde não haverá reais nem dólares nem ouro nem prata.
No cemitério, nesta data, todos entram e todos saem, depois muitos entram e não saem...
Um instante de oração aos antepassados e aos presentes, cuja perda ainda é dolorosa. Mas o Senhor nos prometeu outra vida ao lado dele, portanto, porque a dor? A tristeza, a depressão?
As luzes da vida se acendem no primeiro choro do bebê, apagam na última lágrima, do derradeiro suspiro, luzes que se apagam, deixam escuridão momentânea e outras logo se iluminam e a vida continua.
Oremos a todos, aos inimigos também...
“...Luzes que se apagam, nada mais.....Se o que se foi não voltará jamais”  

2 DE NOVEMBRO DE 2012 - FINADOS
HOJE é o dia em que nos lembramos dos nossos queridos que estão no convívio do criador. Sei que eles estão na morada onde não existe a morte e vivem no enlevo mais puro e mais intenso, junto à fonte inesgotável de alegria, amor e paz. Um dia estaremos com eles, mais um dia... Portanto, enquanto este dia não chega, precisamos cuidar dos nossos e fazê-los felizes para sermos merecedores da morada eterna.
Segue um texto de Santo Agostinho que eu gosto muito que fala sobre esta passagem.
 Santo Agostinho:
A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.
Me deem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.
Um Bom Final de Semana e que o Amor Maior e os Ensinamentos de Cristo, Sempre Estejam Presentes em Suas Vidas

No Monumento Mausoléu encontro o TENENTE PM SAMUEL, do 12º BPMM, sempre muito prestativo, que gosta imensamente das coisas da revolução constitucionalista. Ele e sua equipe estão instalando e testando o som. São 9 horas e temos tempo suficiente para recepcionar nossos convidados. MARIA CECÍLIA MUSUMECI, nossa coordenadora junto ao Padre JUAREZ, cuidou para que tenhamos pessoas nessa missa. Assim é que vão chegando convidados dela e do próprio padre JUAREZ, através das redes sociais. PIAGENTINI é um dos nossos associados que vem para o evento religioso. Doutora MARIA LÚCIA CAMARGO, FRANCES DE AZEVEDO, ALFREDO e WALTER MELLO DE VARGAS, MARKUS RUNK e CAMILA GIUDICE, MARIA CECÍLIA PRADO (que também está com a oração de SANTO AGOSTINHO e pede para recitá-la no final da missa). Também está presente o veterano ETTORE FRANCISCHINI, de SANTO ANDRE, de 96 anos, trazido para o Obelisco pelos seus familiares.
MARKUS RUNK fica encarregado de ser o mestre de cerimônias. CAMILA falará como Presidente da COFAM. Conversamos com o Padre JUAREZ. É a primeira vez que ele vem ao Monumento Mausoléu e quer saber um pouco da história do movimento constitucionalista e dos heróis que estão imortalizados nesse cemitério. Com o Monumento lotado de pessoas, atraídas pelo convite do próprio padre JUAREZ, de dona MARIA CECÍLIA MUSUMECI e da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a missa transcorre de maneira brilhante, dado o carisma do padre JUAREZ, que a conduz de forma agradável e interessada. Há uma profunda ligação dele com os espectadores. A identificação da missa com os nossos propósitos se unem de maneira satisfatória. Passamos algumas horas agradáveis no Monumento Mausoléu. Conversamos com muita gente, explicamos muitas coisas da revolução de 32 e são mais de 12 horas quando o SAMUEL me dá uma carona até a estação LUZ do Metrô.
Em casa, na tarde, quero sossego. Prefiro descansar das atribulações da semana que está chegando ao final. Também o mês de outubro, que se findou, leva para o passado páginas de muito trabalho pelo MMDC. Talvez agora possamos viver os dias finais de 2012 dentro de um diapasão mais confortável.  

Um dia após os governos paulista e federal admitirem a realização de uma ação conjunta na área de segurança, com envio de líderes do PCC para presídios de outros Estados, o comandante da PM paulista, ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, disse que considera desnecessária o uso do Exército no combate ao crime. Ele afirmou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal não têm efetivo para agir em SÃO PAULO e anunciou a ampliação da OPERAÇÃO SATURAÇÃO. Já o governador GERALDO ALCKMIN voltou a destacar parcerias na área penitenciária. E acenou com a possibilidade do uso da Força Nacional. “Para a realidade do Estado, eu, como comandante da Polícia Militar, considero desnecessário o Exército. Eu tenho conversado muito com o GENERAL ADHEMAR (DA COSTA MACHADO), comandante militar do SUDESTE, e ele tem afiançado a plena e total confiança na PM de SÃO PAULO”, disse FRANÇA, pela manhã, no MAUSOLÉU DA POLÍCIA MILITAR, no Cemitério do ARAÇÁ, durante homenagem aos policiais mortos em ação neste ano. “O Estado tem hoje 100 mil policiais militares e 30 mil policiais civis, somos o maior contingente policial da América Latina. E há um grande volume de investimentos em segurança pública no Estado”, continuou o comandante. “Aqui em SÃO PAULO, a Polícia Federal tem apenas 2 mil agentes e a Polícia Rodoviária Federal, 800. Eles terão dificuldades para fornecer contingentes operacionais. FRANÇA defendeu também as ações da polícia e informou que a OPERAÇÃO SATURAÇÃO vai continuar em outras comunidades da GRANDE SÃO PAULO, no litoral e interior do Estado. “Nessa semana, as várias operações da polícia alcançaram criminosos importantes, obtivemos documentação de facção criminosa (com uma lista de policiais marcados para morrer) e estamos em um combate muito grande. Só não vamos revelar detalhes porque as operações têm objetivos específicos e a intenção é alcançar armas, drogas, procurados da Justiça e criminosos envolvidos em mortes de policiais.” Horas depois, na inauguração do santuário THEOTOKOS – o megatemplo do padre MARCELO ROSSI – o governador GERALDO ALCKMIN também destacou o sucesso da SATURAÇÃO. “Estouramos um laboratório de refino de cocaína, houve grande apreensão de armamentos e prisão de criminosos. E as operações vão continuar: o serviço de inteligência da polícia é que vai dizendo os locais”. Até agora, PARAISÓPOLIS, CAMPO LIMPO e CAPÃO REDONDO receberam a ação.
FORÇA NACIONAL – A partir da semana que vem, equipes dos governos estadual e federal vão começar a se reunir para definir ações conjuntas a serem adotadas na área de segurança pública. De acordo com ALCKMIN, as áreas técnicas das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, de Administração Penitenciária e do Ministério da Justiça vão verificar quais parcerias podem ser mais eficazes. “Eu sempre disse que a ajuda era bem-vinda”, ressaltou. “Temos permanente parceria com o governo federal, especialmente com a Polícia Federal, em termos de informações e inteligência.” Ele destacou alguns recursos do governo federal que podem beneficiar o Estado, como os recursos penitenciários, de segurança e a Força Nacional de Segurança. O governador relatou também que seu relacionamento com a presidente DILMA sempre foi “muito franco, generoso e aberto”. Quanto à possibilidade da transferência de presos, ALCKMIN observou que o Estado já tem presídios de segurança máxima e quem vai decidir sobre o assunto é a Secretaria de Segurança Pública. A decisão será em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária.

A capital e a Região Metropolitana de São Paulo tiveram mais um dia violento, com pelo menos nove mortos entre as 19 horas de ontem e as 9 horas de hoje. O CABO PM MARCO VOLNEI ZACARIAS PILATTI, de 42 anos, foi morto por volta das 6:20 horas no JARDIM NAZARÉ, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, quando seguia de moto para o trabalho, vindo de PRAIA GRANDE, onde morava. Ele foi baleado no peito, no pescoço e no rosto por dois homens eu também estavam numa moto. Os bandidos tentaram levar a moto do PM, mas a abandonaram depois que o alarme disparou. “Houve uma tentativa de roubo. O assalto foi anunciado, a morto foi subtraída mas, quando eles perceberam que se tratava de um policial, ele acabou sendo morto”, afirmou o Comandante Geral, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA. No JARDIM ARPOADOR, na zona oeste, ALEXSANDRO SCHUWAMBARCK FERREIRA, de 19 anos, foi morto às 20:54 horas de ontem. Cerca de 20 minutos depois, o chaveiro ALEXANDRE FERRAZ EDUARDO, de 30 anos, foi assassinado no JARDIM GUARAU, na mesma região. Nos dois casos, os atiradores estavam em motos. Em ITAPEVI, na GRANDE SÃO PAULO, um morador de rua foi encontrado morto. Uma mulher também foi achada morta, degolada, no PARQUE D. PEDRO II, no centro. Em CIDADE TIRADENTES, na zona leste, IVO PAZ DE LIMA JÚNIOR, de 22 anos, foi encontrado morto ao lado de sua moto CG TITAN, a zero hora de hoje. Pelos menos três pessoas foram mortas em supostos confrontos com policiais. Os casos aconteceram na capital. Às 19 horas de ontem, o gráfico CLÁUDIO PEREIRA DA SILVA, de 43 anos, teria atirado contra PMs da Força Tática na VILA ALPINA, zona leste, durante uma abordagem. Por volta das 21 horas, um homem que não teve a identidade divulgada foi morto no CAMPO LIMPO, zona sul, ao fugir e, supostamente, atirar contra policiais do 37º Batalhão. Na rodovia FERNÃO DIAS, perto do PARQUE EDU CHAVES, ERNANI CESAR CAMILO LANDI, de 46 anos, foi morto após perseguição, às 2:20 horas. Desde segunda até hoje, 25 pessoas foram presas na OPERAÇÃO SATURAÇÃO, em PARAISÓPOLIS, zona sul. Seis foragidos foram capturados e cinco menores, apreendidos. Em CAMPO LIMPO e no CAPÃO REDONDO, a OPERAÇÃO SATURAÇÃO teve nove presos. Foram encontrados cinco quilos de cocaína e 1,3 quilo de maconha.

Desde a noite de quinta-feira, daí 31 de outubro, fiéis já se reuniam em INTERLAGOS na região no novo santuário THEOTOKOS – MÃE DE DEUS,  megatemplo do padre MARCELO ROSSI. A inauguração do local ocorreu hoje com uma missa especial de duas horas pelo DIA DE FINADOS. A obra, projetada pelo arquiteto RUY OHTAQUE e financiada por doações e pela renda obtida com a venda de livros, CDs e DVDs de ROSSI, começou em 2006 e ainda não está completamente acabada.

Um incêndio atingiu nesta tarde o prédio que serviu de sede dos estúdios HERBERT RICHERS, no bairro da USINA, zona norte do RIO. Moradores vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros por volta do meio-dia, após uma densa fumaça se formar sobre o prédio, que estava abandonado. O fogo foi controlado cerca de duas horas depois e não houve vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa provável do incêndio foi o acúmulo de material inflamável no prédio, sem a devida manutenção após a desativação do estúdio. O material não teria sido devidamente acondicionado após o término das atividades do estúdio. Os bombeiros trabalharam durante toda a tarde no rescaldo do edifício, para evitar outros focos de incêndio no prédio. Uma forte coluna de fumaça se formou no local e, em função dos ventos na região, se espalhou pelo bairro da TIJUCA, assustando os moradores. O imóvel, de 3 mil metros quadrados, está abandonado desde 2010, quando o estúdio de dublagem, durante muitos anos o principal do BRASIL, foi fechado. Fundados dos estúdios, RICHERS era paulista de ARARAQUARA e morreu em 2009, aos 86 anos. Após uma disputa judicial ligada à ações trabalhistas dos ex-funcionários do estúdio de dublagem, o prédio foi leiloado recentemente, por 1,7 milhão a um grupo de empresários.

O jornalista JOSÉ PAULO DA SILVA, o J.PAULO, morreu nesta madrugada, no RIO, aos 58 anos. Era chefe da Assessoria de Imprensa do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do governo do RIO. J.PAULO chefiou a redação da sucursal RIO do ESTADO, onde trabalhou entre 1988 e 2000, e também foi diretor executivo do jornal A CRÍTICA, de MANAUS. Em 1982, repórter do JORNAL DO BRASIL, o jornalista, que era negro, escreveu reportagem sobre sete trabalhadores, também negros, levados presos pela polícia amarrados pelo pescoço, como escravos. A imagem rendeu o Prêmio ESSO de Fotografia a LUIZ MORIER. O enterro ocorreu hoje no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO.         

02 de novembro de 2012 – DIÁRIO DE SÃO PAULO – DIA A DIA – POLÍCIA.
A advogada CARLA CEPOLLINA, acusada de matar o namorado, o coronel do episódio do massacre do CARANDIRU, UBIRATAN GUIMARÃES, em setembro de 2006, enfrentará o júri popular a partir de segunda-feira, dia 5 de novembro. A previsão é de que o julgamento dure cinco dias. Porém, ainda há possibilidade de adiamento. Para o promotor JOÃO CARLOS CALSAVARA, CARLA matou o coronel ao descobrir que ele estaria mantendo caso amoroso com a delegada federal RENATA MADI. “A RENATA é a pivô do crime. Se não houvesse ela não haveria coronel morto”, argumenta. Segundo o promotor, CARLA viu um torpedo de RENATA no celular do namorado, teve ataque de ciúme e o matou com a arma dele, que ficava sobre um móvel da sala. “Dizer que foi o PCC que deu o tiro entre o pênis e o umbigo de um homem de toalha é até desmerecer o crime organizado”, ironiza. A advogada LILIANE PRINZIVALLI, mãe de CARLA, vai atuar na defesa da filha, como assistente de EUGÊNIO MALAVASI. “Não vou agir como mãe, falando da infância dela, mas fundamentada no processo”, afirma. Segundo LILIANA, a filha nunca foi possessiva. “O coronel contava para ela todas as suas aventuras amorosas, inclusive no prédio onde morava, onde chegou a se relacionar com mãe e filha”, comenta. O promotor acusa CARLA de ter entregado roupas erradas para a perícia e lavado as que usava no dia em que esteve no apartamento de UBIRATAN. “Elas foram achadas em um balde com água vermelha”, afirma. LILIANA contesta. “Ninguém vai guardar roupa imaginando que o namorado pode ser morto. O vermelho era molho de macarrão. Não havia nenhum  indício de sangue”, diz.
Um brasileiro foi confirmado como sendo uma das vítimas da passagem do furacão Sandy pelos Estados Unidos. Tiago Ferreira Neto, de 54 anos, morreu na segunda-feira após o carro em que estava bater em uma árvore caída em Greenburgh, no Estado de Nova York, segundo informou um jornal local. A rede americana CNN também lista o brasileiro como uma das vítimas da tempestade. O Itamaraty confirmou que a família de um brasileiro procurou o consulado brasileiro em Nova York para informar sobre a morte durante a passagem do furacão, mas não informou a identidade da vítima. Segundo a assessoria do órgão, não há informações sobre nenhuma outra morte de brasileiros na região causada pela tempestade. Morador da cidade de Yonkers, ao norte de Nova York, Ferreira Neto dirigia uma Toyota 1988, que bateu contra uma árvore caída na Sprain Brook Parkway, perdeu o controle do veículo e atingiu outras árvores. Segundo a polícia local, ele morreu na hora, por volta das 19h45 (hora local). O Itamaraty informou que prestará apoio à família do brasileiro morto e que está em contato com líderes comunitários brasileiros na região por onde Sandy passou para dar assistência necessária.
A ONU denunciou hoje rebeldes sírios por suspeita de crimes de guerra e alertou que violações em massa perpetradas por ambos os lados do conflito estão crescendo dia a dia. O alarme soou em GENEBRA depois da difusão de um vídeo que mostra rebeldes sírios executando soldados que teriam se entregado. “Como outros vídeos desse tipo, é difícil verificar imediatamente a localização e quem está envolvido”, disse o porta-voz de direitos humanos da ONU, RUPERT COLVILLE”. “As acusações, porém são de que esses eram soldados que não estavam mais combatendo. Portanto, parece muito provável que se trate de um crime de guerra. Mais um crime”. COLVILLE indicou que o vídeo e a ação dos rebeldes serão investigados pela ONU. O trecho difundido mostra opositores executando de forma sumária um grupo de homens supostamente vinculados ao regime de BASHAR ASSAD em SARAQEB, na Província de IDLIB. Parte dos rebeldes tenta se distanciar do incidente, alertando que a emboscada e as mortes foram realizadas pelo grupo radical JABAT AL-NUSRA, ligado a AL-QAEDA. A organização seria responsável por uma série de atentados em DAMASCO e ALEPPO. Enquanto acusações começam a ser direcionadas aos rebeldes, o Conselho Nacional Sírio – órgão que deveria reunir a oposição política no país – lançou hoje um duro ataque contra WASHINGTON. O Departamento de Estados dos EUA declarou esta semana que o grupo não tem conseguido reunir a oposição em uma frente única e, portanto, estava na hora de uma nova organização ser formada. Hoje, o grupo sírio reagiu, alertando que a oposição a ASSAD não será constituída pela CASA BRANCA e qualquer tentativa de criar novos grupos apenas “mina a revolta na SÍRIA”. 

Mais de 60 anos depois do fim da 2ª Guerra, o tema da guerra voltou a ocupar espaço na cultura popular da ALEMANHA. Estreou esta semana o seriado de tv FOREIGN DEPLOYMENT, sobre o drama envolvendo soldados alemães no AFEGANISTÃO.

A prolífica escritora chinesa HAN SUYIN morreu nesta sexta-feira, aos 95 anos, em LAUSANNE, na SUÍÇA. Autora de SUPLÍCIO DE UMA SAUDADE, filmada por HENRY KING, sua principal obra foi uma autobiografia em cinco volumes: A CRIPLED TREE, MORTAL FLOWER, BIRDLESS SUMMER, MY HOUSE HAS TWO DOORS e PHOENIX HARVEST, todos publicados entre 1964 e 1979. Os numerosos romances e ensaios, assim como encontros com INDIRA GANDHI, MAO TSÉ TUNG e ZHOU ENLAI lhe trouxeram fama mundial. NAN nasceu em 1917, estudou medicina na CHINA, na INGLATERRA e na BÉLGICA. Clinicou em CINGAPURA e publicou seu primeiro livro aos 25 anos.

2 013    :    - SÁBADO
Com o restauro do Monumento Mausoléu em pleno andamento, não foi possível a realização da missa de FINADOS naquele santuário. Lembramos com muitas saudades dos veteranos que já se foram. Entre eles: GINO STRUFFALDI, que durante seis anos foi o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (2005-2011); GERALDO FARIA MARCONDES, que durante muitos anos serviu ao MMDC (desde 1966), sendo seu presidente por várias vezes; GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, que foi a pessoa que me ensinou a parte da administração da Sociedade (em 1996) e que também assumiu, por pouco tempo, a presidência, em tempos muito difíceis. Outros veteranos que surgem à mente nesta manhã: HÉRBERT LEVY, o último remanescente da FUNDAÇÃO PRÓ MONUMENTO MAUSOLÉU (nasceu justamente num 2 de novembro – 1911; SEVERINO DOS SANTOS, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, SILVEIRA PEIXOTO, JOSÉ SOARES MARINS, MANUEL DE OLIVEIRA, GÚALTER GODINHO, o CORNETEIRO ELIAS, CARLOS AUGUSTO FRANCISCO SOFFREDI, PAULINO DELFINO NOGUEIRA, CORONEL EB ATILIANO MARTINS CORRÊA, EGBERTO MAIA LUZ, DORIVAL, ENÉAS MACHADO DE ASSIS, GABY, JOSUÉ PEDRO CYRINO, OSVALDO VIANA DIANA, LUIZ AVELINO BORTOLAN, ISCAR BRESSAN, TENENTE-CORONEL NELSON DE PAULA CAMPOS, JAGUARIBE e muitos outros.
Também relembro meus parentes falecidos e isso dá uma imensa nostalgia e tristeza. Muitas vezes estive no túmulo da família, em POÁ. Agora, com quase 77 anos de idade, as condições físicas não permitem mais as viagens que fazia de GUARULHOS até POÁ.
Neste sábado, um tanto quanto combalido pelos esforços desenvolvidos na semana que passou, vou levantar quase às 10 horas. Procuro telefonar para meu irmão CARLOS, que hoje está completando 75 anos de idade, mas seu telefone está desativado. Mais tarde farei esse contato através e-mail.
Passo uma boa parte do sábado digitalizando dados em meu computador, principalmente atualizando as últimas datas em minhas memórias.
Logo cedo nosso bisneto IAGO foi jogar no PARQUE SÃO JORGE. Como ele é corintiano fanático, vai empolgado para esse estádio. Sua mãe o leva.  

Caríssimo Cel. VENTURA boa noite! - Visitei o Cel. ALMEIDA. Está praticamente agendada sua vinda em Março ou Abril vindouro. Na oportunidade formalizei convite para que presida o "NÚCLEO MMDC PARANAENSE". Dará concordância até 12. A propósito como foi recebida a idéia da constituição dos DIRETÓRIOS ESTADUAIS? Com apreço, Mariano.

Caríssimo MARIANO
Lembramos neste sábado, com muita saudade, as centenas de amigos que fiz na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nestes dezessete anos, e que em momentos de FINADOS passaram pela nossa mente num sentimento de intensa emoção.
Fico contente com as suas tratativas com os nossos amigos paranaenses. Vocês precisam estudar quem vai ser o Presidente do NÚCLEO MMDC-PARANAENSE, futuro Diretor Estadual quando nós transformarmos a Sociedade em Federação.
A idéía dessa transformação está sendo bem aceita pela maioria, mas alguns ainda estão com certas dúvidas. Em princípio, acredito que somente em 2014 é que realmente isso se tornará uma realidade. O importante é darmos continuidade ao nosso trabalho e a criação do Núcleo é o mais importante a curto prazo.
Parece-me de bom alvitre que tenhamos de nomear o Presidente da Diretoria Executiva, que será o Presidente do Núcleo, e também a nomeação do Presidente do Conselho Deliberativo. Poderá ser feito um Regimento Interno, naturalmente calcado nos nossos Estatutos, dada as peculiaridades locais.
Uma cerimônia histórica deverá ser realizada em CURITIBA para a divulgação necessária do Núcleo. Isso eu tenho certeza que você irá desenvolver com sabedoria e perspicácia.
Seria interessante desenvolver os envolvimentos das cidades de CASTRO e SENGÉS no Movimento Constitucionalista. Descendentes dos veteranos da revolução deverão participar do evento.
Desejo toda a sorte de energia e vitória nessa verdadeira utopia que se tornará realidade.

Com uma solenidade realizada no Salão Especial, o CLUBE ESPERIA abriu oficialmente as comemorações do seu 114º aniversário, quando aconteceu uma emocionante homenagem a associados com mais de 70 anos de idade ou 50 anos ou mais de atividades sociais, sócios vitalícios e beneméritos. Durante o evento, o presidente do ESPÉRIA, ARMANDO PEREZ MARIA, efetuou a entrega solene de Distintivos Dourados e de Diplomas Vitalícios aos associados, como forma de agradecimento por tantos anos de vivência e colaboração com o Clube. A solenidade teve ainda como ponto alto a outorga da “MEDALHA ESPÉRIGA GRANDE HONRA” a ARIALDO BOSCOLO, presidente da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e ao jornalista esportivo HENRIQUE NICOLINI e da “MEDALHA ESPÉRIA GRANDE MÉRITO” para VICTORIO FILELLINI e DOUGLAS MICHALANY. As medalhas possuem caráter oficial do Conselho de Honrarias e Mérito oficializadas pelo então governador do Estado de São Paulo, JOSÉ SERRA, em 28 de março de 2007. A Medalha “ESPERIA”, em suas duas modalidades, tem por objetivo galardoar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos e relevantes serviços, se tenham feito dignas da distinção. Medalha de Honra “OURO” homenageia personalidades eminentes de nossa sociedade ou que tenham contribuído de alguma forma para o engrandecimento dessa benemérita e notável instituição. Já a Medalha de Mérito “PRATA” homenageia pessoas que se tenham notabilizado no âmbito do esporte, associadas ou não.
DOUGLAS MICHALANY, homenageado com a “MEDALHA ESPERIA GRANDE MÉRITO”, destacou que o clube é uma das poucas entidades do País que reverencia e valoriza o passado. “Ter sido lembrado hoje é para mim uma honra muito grande especialmente por esta iniciativa ter partido do CLUBE ESPÉRIA. Aliás, esta é uma das poucas entidades do BRASIL que reverenciam o passado e sempre que fui homenageado fiquei extremamente grafificado porque o ESPÉRIA lembrou-se de mim, como aconteceu nos 50 anos do clube, quando eu recebi o Distintivo de Ouro. Tenho 78 anos de ESPÉRIA, fui campeão paulista e brasileiro de natação e pólo aquático pelo clube e para mim estar aqui significa reviver o meu passado, tão risonho e feliz nos áureos tempos nos quais a mocidade nadava no RIO TIETÊ. O ESPERIA realmente é minha casa.”
HENRIQUE NICOLINI, homenageado com a “MEDALHA ESPÉRIA GRANDE HONRA”, lembra que o clube só é forte porque cultiva suas tradições. “Cresci do outro lado do RIO TIETÊ, mas hoje recebo esta homenagem do ESPÉRIA como testemunha da idoneidade dos seus dirigentes. O ESPÉRIA mostra seu apogeu, como pode ser visto hoje, com esta festa, acima de tudo um dia de cultivo das tradições. Entendo que a memória é a estrutura para o futuro e deve ser sempre preservada, principalmente porque muito mais do que um clube, o ESPÉRIA é uma verdadeira família”.
VICTORIO FILELLINI, homenageado com a “MEDALHA ESPERIA GRANDE MÉRITO”, disse que o clube faz parte da sua vida. “É uma honra estar recebendo esta homenagem, ter sido lembrado pelo clube no qual devotamos uma grande fase da nossa juventude. Sou da Zona Norte, de SANTANA e realmente o ESPÉRIA é um orgulho para nós. Em minha mocidade, os clubes eram a grande opção para os moços da época, que vinham para cá e também para a ATLÉTICA, que teve uma fase de ouro. O ESPERIA realmente faz parte da nossa vida e é uma grata satisfação estarmos hoje revendo muitos amigos e companheiros. Lembro, com emoção, que pelo ESPERIA disputei a OLIMPÍADA de 1936 e isso é algo que ficou marcado em minha vida”.
ARIALDO BOSCOLO, homenageado com a “MEDALHA ESPÉRIA GRANDE HONRA”, considera a homenagem um verdadeiro estímulo para seu trabalho em prol do esporte. “Para nós, além da homenagem, é uma grande honra estarmos hoje presentes em um dos 173 clubes que ultrapassaram mais de 100 anos de idade e o ESPERIA tem realmente uma grande tradição na formação de atletas e de contribuição social para a cidade. Por isso, estou orgulhoso por estar presente nesta data, comemorando a homenagem e mais um aniversário do ESPÉRIA. Essas homenagens servem de estimulo para o nosso dia a dia, pois trabalhamos em prol dos clubes e do esporte. Portanto, hoje nos sentimos reabastecidos para realizarmos aquilo que gostamos. E o ESPERIA tem como diferencial ser uma grande família, o que é comprovado por sua longevidade. Portanto, temos 114 excelentes motivos para comemorar e prestigiaremos o ESPERIA em todos os momentos. Não poderia deixar de agradecer ao presidente ARMANDO PEREZ MARIA e a toda diretoria do ESPERIA”.
ARMANDO PEREZ MARIA, presidente do ESPÉRIA, entende que o associado é a verdadeira alma do clube e não as suas instalações físicas ou conquistas, portanto ele deve ser sempre valorizado. “Um clube que completa 114 anos não chega a esta marca por acaso, mas sim porque muitas pessoas fizeram a história do ESPERIA. Homenagear aqueles que durante tantos anos vêm colaborando com o clube, fazendo parte do quadro associativo é algo muito importante. Nossa idéia é a de valorizar aquele que compõe o clube, algo que se tornou uma tradição, pois é uma iniciativa da atual gestão há vários anos. Consideramos que o sócio é aquele que faz realmente o clube e não as suas instalações físicas ou conquistas. E o associado é o merecedor das nossas homenagens, do reconhecimento por tudo aquilo que fizeram e por estarem conosco há tanto tempo. Cada um de nós, seja aquele sócio que está aqui há mais de 50 ou 60 anos ou mesmo aquele que chegou há menos de um mês ao clube, sentimos que o ESPERIA é uma extensão dos lares. Aqui encontramos algo que é comum a todos, ou seja, consideramos o ESPERIA a nossa casa e não apenas o clube, mas sim parte da vida. Isso mostra a importância que tem o fato de sermos associados deste grandioso clube”.
A mesa de honra da solenidade foi integrada por ARTHUR MOREIRA RICCA, presidente do Conselho Deliberativo do ESPÉRIA; ARMANDO PEREZ MARIA, presidente da diretoria do ESPERIA; JOSÉ ANTONIO SILVEIRA RIBEIRO, presidente do Conselho da Medalha do ESPERIA; FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador do Conselho Consultivo de Orientação do ESPÉRIA; AMÉRICO FINARDI, presidente em exercício do Conselho de Justiça do ESPÉRIA.           

José Geraldo Pimentel
Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2013.
A NOTÍCIA
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 51/2013), de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) prevê uma profunda reformulação do atual modelo de polícia brasileiro com a desmilitarização e a unificação das Polícias Militar e Civil. A PEC pretende corrigir duas distorções: a partição do ciclo de policiamento e a inexistência de carreiras únicas em cada instituição. A matéria aguarda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado parecer do relator, senador Humberto Costa (PT-PE). De acordo com o texto do senador petista, além da reorganização interna das funções policiais, passa a ser obrigatória a exigência do ciclo completo da carreira policial, se iniciando na atividade ostensiva/preventiva (atualmente prerrogativa da PM), caminhando, no decorrer da carreira, para a área da investigação (atualmente prerrogativa da PC), formando assim, a carreira única.
ASSP-PE.

Despedida sempre é um momento difícil, dramático. Com o SÃO PAULO não foi diferente, mas o final acabou sendo muito feliz. Em seu último jogo no MORUMBI, pelo BRASILEIRÃO, o TRICOLOR venceu a PORTUGUESA, nesta noite, por 2 a 1, e está praticamente livre da queda para a Série B. Com 46 pontos, o time de MURICY RAMALHO terá de cumprir agora uma punição imposta pelo STJD devido à briga de alguns torcedores com a PM durante o clássico contra o CORINTHIANS. Serão três jogos como mandante fora de casa.

Vai rolar muita discussão se é justo ou não o PALMEIRAS deixar GILSON KLEINA de lado para buscar um técnico mais renomado no ano do centenário. Porém, no caso específico do atacante LEANDRO, nem será preciso o debate. À espera de um aumento salarial para renovar seu contrato por mais um ano, ele mostrou novamente sua importância hoje, ao salvar o VERDÃO da derrota para o PARANÁ. Em uma tarde na qual o time ficou devendo futebol, ele foi a exceção e acabou premiado com o gol de empate aos 43 minutos do segundo tempo, no DURIVAL DE BRITTO, em CURITIBA. Com o resultado, o líder da Série B do BRASILEIRO chegou a 70 pontos e mantém sua caminhada rumo ao título, após ter garantido o acesso na semana passada. Já o PARANÁ, com 51, permanece fora do G4.

No primeiro fim de semana após se tornar o mais novo tetracampeão da Fórmula !, SEBASTIAN VETTEL não tirou o pé do acelerador. Dominou boa parte dos treinos para o GP de ABU DHABI, porém, no final, seu companheiro de RED BULL, MARK WEBBER, foi mais rápido e ficou com a pole, deixando o alemão com a segunda colocação no grid de largada. A terceira e quarta posições também ficaram para pilotos de uma mesma equipe. NICO ROSBERG e LEWIS HAMILTON da MERCEDES, largam lado a lado.  Desde o anúncio de sua saída da escuderia italiana em 2014, FELIPE MASSA tem se dado melhor nos treinos do que seu companheiro FERNANDO ALONSO. No GP de amanhã, o brasileiro sairá em sétimo, à frente do espanhol, que não entrou na última etapa do treino classificatório e largará em décimo. Os dois ficaram entre os beneficiados pela punição aplicada ao finlandês KIMI RAIKKONEN. Quinto na classificação, o piloto da LOTUS foi excluído por irregularidades detectadas em seu carro e vai começar a prova na última colocação.

Em semifinais emocionantes, o espanhol DAVID FERRER e o sérvio NOVAK DJOKOVIC avançaram e vão se enfrentar na decisão do MARSTERS 1000 de PARIS, amanhã, a partir das 12 horas. O primeiro derrotou o compatriota RAFAEL NADAL, número 1 do mundo, por 2 sets a 0. Já DJOKOVIC teve pela frente ROGER FEDERER. O suíço começou muito bem e ganhou o primeiro set. Porém, o sérvio virou, fez 2 a 1 e garantiu lugar na final da competição francesa.

Para muitos parentes que foram visitar seus mortos, hoje, no Cemitério do ARAÇÁ, o DIA DE FINADOS acabou se transformando em um transtorno devido à quantidade de carros que entraram na unidade, em PINHEIROS, na zona oeste. Em frente ao portão principal, na AVENIDA DOUTOR ARNALDO, uma placa informava que a entrada de veículos seria permitida somente para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes.
Militantes e parentes dos desaparecidos à época da ditadura militar se reuniram em frente ao ossário do Cemitério do ARAÇÁ, em um ato inter-religioso em memória dos mortos durante o período de exceção. “É importante sabermos a verdade para que tragédias como essa não se repitam”, disse o senador EDUARDO SUPLICY. Para a deputada federal LUIZA ERUNDINA, a manifestação não diz respeito apenas ao passado. “São tantos os “AMARILDOS” vitimados todos os dias. Nosso país está lento na apuração desses crimes”, analisa a parlamentar, presidente da Comissão da Verdade, da Câmara. “Nosso povo clama por Justiça, independentemente de credo ou partido”, disse o arcebispo dom ODILO SCHERER. Há mais de 20 anos, mais de mil restos mortais aguardam exames que os identifiquem.
O maior cemitério da AMÉRICA LATINA, o da VILA FORMOSA, na zona leste, ficou sem água, hoje. Mais de 300 mil pessoas passaram pelo local e a rede não suportou. A SABESP enviou dois caminhões-pipa.

O engenheiro, construtor e empresário WALDOMIRO ZARZUR foi responsável por cerca de 250 obras. Mas, sem dúvida, seu projeto de maior destaque é o PALÁCIO W. ZARZUR, popularmente conhecido como MIRANTE DO VALE. O edifício com 170 metros de altura e 51 andares, inaugurado em 1966, ainda é o mais alto arranha-céu de SÃO PAULO e está localizado no VALE DO ANHANGABAÚ. Também foi um dos primeiros edifícios do mundo, entre os que ultrapassaram os 100 metros de altura, a ser totalmente construído em concreto armado. Referências técnicas revelam que foram consumidos 20 mil metros cúbicos de concreto e 5 mil toneladas de ferro na obra de empreendimento. Ele também projetou o CINE JÚPITER, a Igreja NOSSA SENHORA DO PARAÍSO, o VELÓDROMO DO IBIRAPUERA e o HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. Foi também a construtora do ZARZUR que ergueu o SÃO VITO e o MERCÚRIO, recentemente demolidos. Em 1953, ZARZUR foi contratado para concluir a montagem do Monumento ao DUQUE DE CAXIAS, escultura de VICTOR BRECHERET (1894-1955), na PRAÇA PRINCESA ISABEL. O engenheiro morreu no dia de FINADOS, aos 92 anos (nasceu em 1921). Deixa mulher, quatro filhos e doze netos.   

Um grupo de famílias do Movimento dos Trabalhadores SEM-TETO invadiu o prédio do antigo CINE MARROCOS, no centro de SÃO PAULO. A ocupação aconteceu ontem à noite e as famílias, divididas entre as salas, aproveitaram para conhecer e tirar fotos do prédio histórico. O CINE MARROCOS, inaugurado em 1952, está desativado e passa por reformas. O prédio será a nova sede da Secretaria Municipal da Educação.

Um criminoso foi morto por um PM durante uma tentativa de assalto na madrugada. Outros dois bandidos conseguiram fugir sem levar nada. Os três criminosos que estavam em um PEUGEOT roubado fecharam um CELTA preto na Avenida ARICANDUVA, na região da VILA MATILDE, zona leste da capital. Dois homens desceram do carro, sendo que um deles rendeu a vítima no carro e o outro dava cobertura. Nesse momento um policial militar que estava em seu carro atrás do CELTA deu voz de prisão aos ladrões. Foi quando um dos criminosos atirou e o PM revidou. Na troca de tiros, EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA, de 23 anos, foi baleado e morto. Um casal passava pelo local na hora do tiroteio e uma mulher de 43 anos foi atingido por uma bala na mão. Ela foi levada ao PS do TATUAPÉ, medicada e liberada. Os outros dois assaltantes fugiram, assim como a vítima no carro da frente. O PEUGEOT foi encontrado na Avenida DALILA, próximo ao local do tiroteio.

Morreu nesta madrugada a estudante ISABELA PAVANI CASTILHO, de 18 anos, que tinha sido baleada na cabeça por criminosos, na terça-feira à noite, após parar o carro na Rodovia PRESIDENTE DUTRA, em GUARULHOS, para verificar os estragos causados por uma batida. ISABELA estava internada em coma desde a noite do crime no Hospital NIPO-BRASILEIRO, no PARQUE NOVO MUNDO, zona norte da capital. A morte cerebral da jovem foi constatada às 2:48 horas e a família da vítima decidiu doar os órgãos dela. ISABELA deve ser enterrada em ARUJÁ, na GRANDE SÃO PAULO, cidade onde morava com a família. Depois que o crime ocorreu, a Polícia Rodoviária Federal deslocou homens para vigiarem aquele trecho da VIA DUTRA com mais freqüência. A PRF também informou que triplicou o número de policiais nas rodovias FERNÃO DIAS, PRESIDENTE DUTRA e AYRTON SENNA, embora os números de agentes não tenham sido divulgados.

Agentes do FBI identificaram PAUL ANTHONY CIANCIA, de 23 anos, como o jovem que abriu fogo em um terminal lotado do Aeroporto Internacional de LOS ANGELES, nos ESTADOS UNIDOS, matando um agente federal desarmado e deixando pelo menos outras sete pessoas feridas. CIANCIA foi baleado durante o tiroteio. Enquanto as autoridades locais investigam a motivação para o ataque, o jornal “LOS ANGELES TIMES” publicou hoje uma reportagem dizendo que o atirador era um jovem solitário. “Em quatro anos, nunca ouvi uma palavra de sua boca”, disse à publicação o ex-colega DAVID HAMILTON, que se formou com CIANCIA na SALESIANUM SCHOOL, em WILMINGTON, em 2008. “Ele guardava tudo para si e almoçava sozinho. Eu realmente não me lembro de nenhuma pessoa que ficasse perto dele”, destacou. O pai do jovem ligou para a polícia de NENNSVILLE, em NEW JERSEY, no momento do tiroteio para informar que seu filho havia enviado uma mensagem de texto ao irmão mais novo, sugerindo que pretendia se matar, disse ALLEN CUMMINGS, o chefe da policia local.
CUMMINGS afirmou, ainda, que CIANCIA tinha ficha limpa e seus vizinhos nunca observaram nada de errado no seu comportamento. As investigações preliminares da polícia indicam que o jovem agiu sozinho. Nascido nos ESTADOS UNIDOS, CIANCIA passou pela área de fiscalização do aeroporto, depois de atirar nas vítimas, e entrou no local onde os passageiros embarcam. Foi nesse momento que agentes de segurança o confrontaram em uma praça de alimentação, onde o atirador foi baleado e detido. O agente federal morto, identificado como GERARDO HERNANDEZ, tinha 39 anos e integrava a Agência de Segurança dos Transportes, criada após os atentados de 11 de setembro. Ele foi o primeiro membro da agência a morrer enquanto trabalhava.

O governo britânico afirmou que o brasileiro DAVID MIRANDA, namorado do jornalista GLENN GREENWALD, estava envolvido com “terrorismo” quando foi detido em agosto no Aeroporto de LONDRES levando documentos do ex-agente dos EUA EDWARD SNOWDEN, acusado de espionagem. Companheiro de GREENWALD, que divulgou documentos vazados para SNOWDEN, MIRANDA nega a acusação.        

2 014     :   -     DOMINGO
DIÁRIO DE SÃO PAULO - NOSSA OPINIÃO
SEM ESPAÇO PARA VINGANÇA ELEITORAL.
Não faz sentido que a presidente DILMA - que é diferente da candidata DILMA - projete seu novo mandato usando politicamente a crise hídrica se SÃO PAULO pra confrontar-se com o governador GERALDO ALCKMIN. Insistir nessa toada é, além de improdutivo, um equívoco do qual o país poderia ser poupado. A ideia de alimentar uma espécie de terceiro turno da refrega eleitoral não há de trazer ganhos para ninguém. Melhor para todos é que a preferência dos paulistas por AÉCIO NEVES, que teve 7 milhões de votos a mais que DILMA no Estado, não tenha nenhum efeito nas relações do governo estadual com BRASÍLIA. A eleição já acabou - e a legitimidade da vitória de DILMA nas urnas não combina com posturas mesquinhas ou atitudes revanchistas.
A crise hídrica é um fato, mas não um problema exclusivo de SÃO PAULO. A seca, a maior dos últimos 84 anos na história, atinge mais de mil municípios brasileiros, alguns já em declarado estado de calamidade pública. Muitos deles, como GUARULHOS, administrados por prefeitos petistas, o que comprova que a seca não é só consequência de eventuais erros administrativos tucanos.
Logo, se é assim, o que se espera do governo federal é um comportamento altivo, supra-partidário, de forma que a presidente se coloque como parceira de todas as cidades que precisam de ajuda. A presidente de todos os brasileiros não pode virar as costas para o problema, como se ele de fato não fosse da alçada do governo federal.
No dia seguinte ao pleito, em entrevista à TV BANDEIRANTES, DILMA tentou claramente jogar nas costas do governo de SÃO PAULO a responsabilidade absoluta pela crise hídrica. Primeiro sugerindo falta de planejamento, depois acusando o governador de omissão, ao não aceitar socorro oferecido pela União. Falou que o Nordeste viveu a maior seca em 70 anos e que o governo federal o socorreu com cisternas e seis mil carros-pipas. Se foi uma insinuação de que o governo do Estado deveria recorrer ao mesmo expediente, faltou-lhe conhecimento para dimensionar a questão. Afinal, quantos carros-pipas seriam necessários para suprir deficiências de um estado com o tamanho de SÃO PAULO?
Definitivamente, essa disputa não é o melhor caminho. O Estado tem obrigação de continuar decidido a combater o problema com coragem e investimentos. E a presidente deve olhar para a crise não como uma oportunidade de enfraquecer um adversário fortalecido pelas urnas, mas com o cuidado que se espera da líder da nação em relação a maior região metropolitana do país.
A crise da água em SÃO PAULO não é um problema local, mas da nação, e como tal deve ser encarada. Não há espaço para vinganças, até porque, eleição agora, só daqui a quatro anos. 
Já estamos a caminho Da Vitória !! PESSOAL VAMOS CONTINUAR FIRME NA NOSSA LUTA SAIU NA IMPRENSA INTERNACIONAL O PROTESTO DO DIA 01/11/2014 ANTI DILMA,URNAS FRAUDADAS,SEGUE TRADUZIDO DEPOIS O SITE DA FORBES:Menos de uma semana depois de sua reeleição, o presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tem milhares de chamadas para o seu impeachment. Um cara estava mesmo citado pelo jornal O Estado de São Paulo, da nação segunda maior diária, como desejando um retorno aos anos da ditadura militar.PESSOAL VAMOS CONTINUAR FIRME NA NOSSA LUTA SAIU NA IMPRESSA INTERNACIONAL O PROTESTO DO DIA 01/11/2014 ANTI DILMA,URNAS FRAUDADAS,SEGUE TRADUZIDO DEPOIS O SITE DA FORBES:Menos de uma semana depois de sua reeleição, o presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tem milhares de chamadas para o seu impeachment. Um cara estava mesmo citado pelo jornal O Estado de São Paulo, da nação segunda maior diária, como desejando um retorno aos anos da ditadura militar.

Chuva forte, gramado ruim e jogo fraco. Com um roteiro desanimador, o SÃO PAULO precisou saber usar a cabeça para vencer o CRICIÚMA, com gols de ÉDSON SILVA e ALAN KARDEC, por 2 a 1. Chega a 59 pontos e mantém a vice-liderança. O líder CRUZEIRO tem 64.
Os jogadores sabem, a torcida, também. Para chegar à LIBERTADORES do ano que vem, só há um caminho: COPA DO BRASIL. O BRASILEIRO, que já era uma estrada toda esburacada, ficou quase impossível de se trafegar. A derrota para o INTERNACIONAL, hoje, por 2 a 1, indica ao PEIXE que restou apenas um atalho. Por isso, os jogadores do PEIXE deixaram o gramado dando de ombros para um tabu impressionante que tinha acabado de cair. Foi a primeira vez em que o SANTOS perdeu para o COLORADO na VILA BELMIRO - em 17 jogos anteriores, eram 12 vitórias e cinco empates.
Ainda faltam seis pontos para o PALMEIRAS atingir a pontuação que os matemáticos julgam ser necessária para um time escapar do rebaixamento neste campeonato. De qualquer forma, o torcedor do clube já respira aliviado. Hoje, em SALVADOR, o VERDÃO derrotou o BAHIA por 1 a 0 - o meia-atacante MAZINHO anotou o gol na etapa inicial. Além de complicar a vida do adversário, o PALMEIRAS abriu cinco pontos de vantagem (39 a 34) sobre o CORITIBA, primeiro time na zona da degola do campeonato.
Jogando no MINEIRÃO, o CRUZEIRO é praticamente imbatível. Hoje, contra o desesperado BOTAFOGO, o líder do Campeonato Brasileiro, venceu mais um em casa, por 2 a 1, e manteve a vantagem na ponta de cima da tabela. A 19ª vitória no nacional faz com que os mineiros chegassem a 64 pontos, cinco à frente do SÃO PAULO, vice-líder. Alegria de um lado, tristeza do outro. A derrota deixa o time da ESTRELA SOLITÁRIA dentro da zona de rebaixamento. Tem 33 pontos, um a menos do VITÓRIA, o primeiro a se livrar da queda - os baianos perderam para o GRÊMIO (1 a 0) no sábado.
O ATLÉTICO MINEIRO saiu do G4 ao perder fora de casa para o ATLÉTICO PARANAENSE por 1 a 0. O GALO, com 54 pontos, leva a pior no saldo de gols no confronto direto com o FLUMINENSE, primeiro time dentro do grupo de classificação à LIBERTADORES.
Já o FLAMENGO teve tranquilidade ao aplicar 3 a 0 na CHAPECOENSE. NIXON, duas vezes, e ANDERSON PICO marcaram os gols do triunfo. Com 43 pontos, o MENGÃO está cada vez mais perto de se garantir na elite.
Correndo perigo de brigar contra a queda nas últimas rodadas, o SPORT contou com o gol de pênalti do meia DIEGO SOUZA para superar o FIGUEIRENSE, na ILHA DO RETIRO.

Em mais um fim de semana, a MERCEDES dominou um GRANDE PRÊMIO de Fórmula 1. Nos ESTADOS UNIDOS, a equipe campeã da temporada fez outra dobradinha, com LEWIS HAMILTON terminando em primeiro e o alemão NICO ROSBERG na segunda posição.
Foi a décima vitória do piloto inglês no ano, o que ampliou sua vantagem no campeonato de pilotos para 24 pontos. Soma 316 contra 292 do companheiro, restando apenas duas corridas para o fim do campeonato: o GP DO BRASIL, em INTERLAGOS, na próxima semana, e o GP DE ABU DHABI, em 23 de novembro.
Largando na segunda posição, HAMILTON só conseguiu ultrapassar ROSBERG na 24ª volta. Porém, o tempo de espera acabou valendo a pena. Em bela manobra, o britânico foi mais esperto em curva fechada e obrigou o alemão a tirar o pé para evitar a colisão. Daí para a frente, ele administrou a corrida e ficou mais perto do segundo título na categoria - foi campeão em 2008.
FELIPE MASSA poderia ter ficado mais feliz após a corrida no circuito de AUSTIN, no TEXAS. Saindo em quarto e roubando a terceira posição logo na primeira volta, o brasileiro lutou até o fim para fazer parte do pódio, mas a terceira posição ficou com o australiano DANIEL RICCIARDO, da RED BULL.
Seu companheiro, o finlandês VALTERI BOTTAS, terminou a corrida logo atrás, na quinta posição, seguido pelo espanhol FERNANDO ALONSO, que deixará a FERRARI ao fim da temporada. O outro piloto da equipe italiana não teve um bom fim de semana. KIMI RAIKKONEN terminou em 13º, atrás de JENSON BUTTON, SEBASTIAN VETTEL (7º), KEVIN MAGNUSSEN (8º), VERGNE (9º) e PASTOR MALDONADO (10º) completaram a zona de pontuação nos ESTADOS UNIDOS.

Atual melhor tenista do mundo, o sérvio NOVAK DJOKOVIC deve terminar mais um ano no topo do ranking da ATP. Hoje, ele venceu o canadense MILOS RAONI por 2 sets a 0, na final do MASTERS 1.000 de PARIS. Este ano, DJOKOVIC ainda disputará o ATP FINALS, em LONDRES,  a partir da próxima semana.

A recuperação do ex-piloto de Fórmula 1, MICHAEL SCHUMAKEER, está custando caro para a família do alemão. Segundo o jornal inglês "DAILY MAIL", medicamentos e equipe médica que tratam o maior vencedor da categoria, com sete títulos, custam 400 mil libras (cerca de R$1, milhão) a cada mês. SCHUMACHER se recupera de um acidente de esqui no fim de dezembro do ano passado. O alemão ficou seis meses em coma em um hospital da FRANÇA, local do acidente, e passa por tratamento para tentar retomar os movimentos.

Preso no último sábado em flagrante por matar a mãe e o padrasto, o motorista RENATO ANTÔNIO DA SILVA, de 22 anos, estuprou, no mesmo dia em que cometeu os homicídios, seis mulheres - quatro delas são adolescentes entre 12 e 17 anos. Os crimes ocorreram na região da CIDADE TIRADENTES, na zona leste da cidade.
À polícia, um primo de RENATO disse ter visto duas vítimas, de 12 e 16 anos, ao lado do suspeito por volta das 4 horas de sábado. Todos estavam dentro de um carro MERIVA, quando SILVA deixava a sua casa, na Rua ÁLVARO BORGES DOS REIS. O local foi palco dos assassinatos.
De acordo com o boletim de ocorrência, as meninas e o agressor foram encontrados perto da residência por policiais militares, que os acompanharam até o 49º Distrito Policial, de SÃO MATEUS.
No caminho, elas afirmaram que foram estupradas por RENATO na casa dele, onde disseram ter visto os corpos, e em um motel, onde ele fugiu sem pagar a conta.
Quatro vítimas de 13,16,18 e 19 anos compareceram à mesma delegacia para registrar ocorrência de estupro. Lá, reconheceram o motorista pela autoria dos crimes. Todas as garotas disseram que receberam carona de RENATO para ir a um show na região e, ao entrarem no veículo, foram coagidas pelo suspeito, que estava armado.
As vítimas disseram ao delegado RAMON EUCLIDES PEDRÃO, que conduz a investigação, que uma sétima mulher foi abusada pelo motorista, mas a suposta vítima não procurou a polícia e não foi identificada.
Durante interrogatório, o indiciado negou os estupros e disse que as duas garotas encontradas ao seu lado foram ao motel "porque quiseram". Todas as jovens foram encaminhadas para o Programa BEM ME QUER, que atende vítimas de abuso sexual, no Hospital PÉROLA BYINGTON.
Mãe de RENATO, SILVANA DA SILVA, de 46 anos, levou quatro facadas do próprio filho. Seu marido, que era padrasto do indiciado, foi esfaqueado 37 vezes. JAILSON JOSÉ DA SILVA, de 55 anos, era sargento reformado da Polícia Militar. Os dois foram mortos dentro de casa. Lá, a perícia encontrou manchas de sangue nas escadarias, paredes e no banheiro. Segundo a perícia, as vítimas não tiveram chance de defesa.

Seis pessoas, incluindo quatro adolescentes, foram baleadas na noite de sábado, em MAUÁ, por desconhecidos que estavam em uma moto. A tentativa de chacina contra duas jovens de 17 e 18 anos e quatro rapazes de 15,16,17 e 22 anos ocorreu em um bar na Rua ANGELI MILANÊS, no JARDIM HÉLIDA. Ninguém tinha sido preso até hoje.        

Uma ação do BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS - BOPE - realizada hoje em manhã no PARQUE PROLETÁRIO, no COMPLEXO DA PENHA, na zona norte do RIO, terminou com um suspeito morto e outro baleado. Os militares também apreenderam armas, munições e carregadores na comunidade, que tem uma Unidade de Polícia Pacificadora - UPP. A operação tinha como objetivo reprimir o tráfico de drogas na região. Segundo a polícia, a equipe foi recebida a tiros por um grupo de criminosos armados. Houve intenso confronto e dois homens acabaram atingidos. Um deles chegou a ser encaminhado ao hospital pelos policiais, mas não resistiu.   

O governo do Iraque informou neste domingo (2) que os militantes do grupo autodenominado "Estado Islâmico" foram responsáveis pelas mortes de 322 membros de uma tribo sunita na província de Anbar.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos iraquiano mais de 50 corpos foram encontrados em um poço de água e outros 65 membros da tribo Al-Bu Nimr foram sequestrados.
O Ministério acrescentou que os militantes estão mantendo estas 65 pessoas como reféns, prisioneiros de guerra. O grupo também roubou gado da tribo.
Outros membros da tribo Al-Bu Nimr foram encontrados mortos em covas coletivas no começo da semana. Outras 50 pessoas foram mortas no sábado.
O último ataque do grupo ocorreu na manhã deste domingo quando os militantes mataram a tiros pelo menos 50 membros da tribo.
"O governo nos abandonou e nos entregou para o EI em um bandeja. Pedimos armas a eles muitas vezes mas eles nos deram apenas promessas", disse à BBC um dos líderes da tribo, Sheikh Naeem Al Gaoud.
Os líderes tribais disseram que, entre as vítimas do massacre deste domingo estão mulheres e crianças. Todos foram colocados em fila e executados a tiros em público, como punição pelo que o grupo militante acredita ser a resistência da tribo ao domínio do "Estado Islâmico".
Segundo a correspondente da BBC em Bagdá Orla Guerin, execuções em grupo de membros da tribo se transformou em uma ocorrência quase diária no Iraque.
Os militantes do "Estado Islâmico" também são sunitas e controlam grandes áreas do Iraque e Síria.

Os líderes militares no controle de BURKINA FASO devem entregar o poder aos civis ou enfrentarão as consequências, afirmaram hoje as NAÇÕES UNIDAS e a UNIÃO AFRICANA. O enviado da Organização das NAÇÕES UNIDAS na ÁFRICA OCIDENTEAL, MOHAMED IBN CHAMBAS, disse que os militares poderiam enfrentar sanções se recusarem a proposta. Hoje, milhares de pessoas se reuniram na capital, OUAGADOUGOU, em uma manifestação contra a tomada de poder pelos militares. O presidente deposto, BLAISE COMPAORÉ, estava no cargo há 27 anos e fugiu para a COSTA DO MARFIM, onde pediu asilo político.

Ao menos 55 pessoas morreram, e outras 120 ficaram feridas, hoje, em um atentado suicida do lado paquistanês da fronteira entre ÍNDIA e PAQUISTÃO. Segundo a polícia local, há várias crianças e mulheres entre as vítimas fatais. O ataque aconteceu ao fim da cerimônia diária em WAGAH, a principal passagem de fronteira entre os dois países. Todos os dias, milhares de paquistaneses e indianos, em seus respectivos lados da fronteira, assistem em WAGAH a um desfile militar que marca o fechamento formal da fronteira. Nenhum grupo tinha assumido a autoria do atentado.  

2 015     :     -    SEGUNDA-FEIRA
Recebo uma notícia desagradável do CORONEL PM CARLOS FUGA:
REPASSO MENSAGEM RECEBIDA POR VOLTA DE 11:30 DE HOJE
ORIGEM - CEL. ALEXANDRE CANOVA
Amigos
Com muita tristeza comunico o falecimento de nosso colega de Turma,Cel PM JOSÉ APARECIDO DE LIMA,ocorrido ontem. Seu corpo está sendo velado no RPOLMont 9 de Julho. Não tenho maiores informações a respeito. Perdemos um grande amigo e companheiro de longa data. Sinceras condolências aos familiares,pedindo a Deus que lhes dê o conforto necessário diante de tão grande perda.
JOSÉ APARECIDO DE LIMA nasceu no dia 18 de agosto de 1936. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA no dia 1º de junho de 1957. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 24 de agosto de 1968. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (13 de dezembro de 1969). 1º TENENTE (15 de dezembro de 1970); CAPITÃO (1 de dezembro de 1975); MAJOR (24 de maio de 1984).

Já o Professor JEFFERSON BIAJONE me transmite uma notícia sensacional:
Saudações de Dia de Finados!
Estimados amigos
Saudações de Dia de Finados!
Seguem as últimas noticias, agora televisionadas, sobre o projeto Morada de Heróis:
Jornal Hoje da Rede Globo (Nov 2, 2015)
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/estudantes-de-tecnologia-inventam-aplicativo-para-ser-usado-no-cemiterio/4580484/
Uma vez mais o nosso muito obrigado!
A colaboração direta e indireta de todos vocês foi imprescindível para a concretização desse projeto no resgate da memória e dos feitos de nossos antepassados brasileiros e paulistas de 24, 30, 32 e da Segunda Guerra Mundial por meio do trabalho realizado na parceria de alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec de Itapetininiga com as entidades Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, Academia Itapetiningana de Letras, Núcleo MMDC de Itapetininga, Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga e os cemitérios Municipal e da Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Em frente para a vitória! 
prof. Jefferson Biajone
Nov 2, 2015
Assisto as reportagens do JORNAL TV TEM de SOCOCABA e JUNDIAÍ, CANAL G1 e JORNAL HOJE. SÉRGIO AUGUSTO PEIRETTI é um dos estudantes que idealizou essa tecnologia.

Trabalho no histórico do ano de 2015. Tinha perdido toda a digitalização feita anteriormente. Com muito esforço reproduzi até meados de abril. Mas, inesperadamente, pesquisando minhas memórias, encontro todo o material que julgara perdido. Isso vai ajudar muito nessa restauração.

Novembro começou cheio de problemas para os moradores do bairro JARDIM ROCHDALE, em OSASCO, GRANDE SÃO PAULO. Aliás, com velhos transtornos. A chuva desta madrugada fez com que a região amanhecesse com ruas alagadas. Sacos de lixo ficaram espalhados e alguns carros boiavam na enchente. As pessoas tentavam usar o pouco espaço das calçadas disponível para andar pelo local. Moradores reclamaram da demora na ajuda. A Prefeitura de OSASCO afirmou realizar limpeza nas bocas de lobo e já começou obras para resolver o problema de décadas do bairro.
Já na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências informou ter registrado 21 pontos de alagamento. Além disso, ao menos 17 árvores caíram na cidade desde domingo e houve registro de deslizamentos de terra em M´BOI MIRIM, CIDADE ADEMAR e CAMPO LIMPO.

Após uma semana violenta, com pelo menos três arrastões, as ruas do MORUMBI estão tomadas por agentes dos grupos de elite das polícias Militar e Civil numa tentativa de conter a onda de roubos no bairro nobre da zona oeste da capital.
Mas a presença da ROTA e do GOE, da Polícia Civil, parece não intimidar a bandidagem. Em menos de 24 horas, entre domingo e segunda-feira, 12 pessoas foram vítimas de ataques de ladrões nas ladeiras dos bairros. Todos os roubos ocorreram em vias onde os assaltantes já atuaram anteriormente. Na Rua CLEMENTINO BRENNE, dez condutores foram vítimas no domingo. Câmeras de segurança mostram três homens fazendo as abordagens.
Mais tarde, às 22 horas, outro homem foi vítima de sequestro relâmpago. A filha dele, uma recém-nascida, também estava no veículo, recuperado depois.
Hoje, a família de um aposentado de 55 anos também ficou nas mãos de um criminoso, que levou celulares, tablets, dinheiro e a carteira do motorista. No carro estavam três crianças e uma delas ficou com o revólver na cabeça por não querer entregar o tablet ao bandido. Os criminosos ficaram rodando com as vítimas por dez minutos e, depois, liberaram todos.
Policiais voltaram a fazer abordagens em entradas da FAVELA PARAISÓPOLIS, vizinha ao MORUMBI, em vão. Enquanto isso, moradores pedem socorro. "É preciso policiamento sempre", disse o advogado RODRIGO MARENCO, 39. "Isso tem de parar de qualquer jeito", desabafou a costureira IRACILDA LOYOLA, 58, que "quase" foi vítima de um arrastão há dois meses. (reportagem de AMANDA GOMES, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O lobista FERNANDO MOURA, amigo do ex-ministro JOSÉ DIRCEU, preso na 17ª fase da OPERAÇÃO LAVA JATO, foi solto nesta manhã. Ele estava detido desde o dia 3 de agosto na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em CURITIBA, no PARANÁ. A Polícia Federal confirmou que MOURA saiu da prisão às 8 horas. O acusado assinou acordo de delação premiada em setembro. Na LAVA JATO, MOURA é suspeito de ter se associado ao ex-ministro petista para obter vantagens ilícitas em contratos da PETROBRÁS. Ele admitiu ter ajudado o PT a selecionar os nomes que assumiriam os 32 mil cargos comissionados nas empresas públicas e na administração federal antes do início do primeiro governo de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em 2002.

MOURA é réu perante à Justiça e responde por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ao sair da carceragem, foi levado por um advogado para o aeroporto da capital paranaense. O defensor disse que o lobista tinha como destino VINHEDO, no interior de SÃO PAULO, e não usará tornozeleira eletrônica.  

Nenhum comentário: