segunda-feira, 23 de novembro de 2015

22 DE NOVEMBRO DE 2015 - DOMINGO


DIA   VINTE    E    DOIS    DE     NOVEMBRO     DE     2015    –    D O M I N G O.
78 anos, 10 meses e 26 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
DIA 137º DO ANO 66º
57 anos e 169 dias na PMESP
56 anos e 281 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 337 dias – 490 968 horas.
52 anos e 74 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 253 dias no Posto de Coronel – 332 meses e 11 dias.
4 anos e 138 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 174 dias no posto de CORONEL - 23 anos e 344 dias na reserva.
10 723-258 108                         10 174-244 628                              10 441-243 968.

DIA DO LIVRO
DIA DA MÚSICA
DIA OFICIAL DO MÚSICO

DIA DE SANTA CECÍLIA. Nasceu no início do século III, em uma família rica e nobre. Tinha feito voto de virgindade, quando seu pai a casou com VALERIANO. Uma dama de companhia, que conhecia a fundo as Sagradas Escrituras, se empenhou para que a criança crescesse seguindo a fé cristã. CECÍLIA viveu na castidade. Converteu o marido, que acabou morto por sua fé. Foi martirizada por enterrar o marido e o irmão em suas terras na via ÁPIA. No ano 232, se negou a renunciar ao cristianismo –exigência de ROMA – e foi condenada à morte. Tentaram a decapitação. Seu pescoço foi golpeado três vezes, mas sua cabeça milagrosamente permaneceu unida ao corpo. A lei romana proibia insistir após o terceiro golpe. Apesar da perda de sangue, CECÍLIA ficou viva durante três dias. Morreu em 15 de setembro de 232. Sua festa foi marcada para o dia 22 de novembro. SANTA CECÍLIA é invocada como padroeira da música e do canto, pois cantou para o marido a beleza da castidade.

707 a. da promulgação da bula papal PASTORALIS PRAEMINENTIAE, do PAPA CLEMENTE V, de 22 de novembro de 1308, que orientava e determinava às autoridades cristãs para prender todos os TEMPLÁRIOS de suas jurisdições, bem como controlarem as propriedades templárias em nome do PAPA. A bula foi enviada aos monarcas da IRLANDA, INGLATERRA, CASTELA, ARAGÃO, PORTUGAL, ITÁLIA, ALEMANHA e CHIPRE. Os TEMPLÁRIOS foram torturados, coagidos e ameaçados pela INQUISIÇÃO, e as vítimas, para se livrarem dessas cruéis torturas impostas, confessavam o que lhes era ordenado. Nem mesmo JACQUES DE MOLAY, último GRÃO-MESTRE da ORDEM DO TEMPLO, escapou desses suplícios. Após sete anos nas prisões da INQUISIÇÃO, sob o comando de GUILHERME DE MORGARET, foram executados na fogueira do SANTO OFÍCIO os dois principais mentores dos TEMPLÁRIOS: THIAGO DE MOLAY ou JACQUES DE MOLAY, GRÃO-MESTRE DA ORDEM, e o preceptor da NORMANDIA, GODOFREDO DE CHARNAY. DE MOLAY foi executado pelo arbítrio e, com o corpo em chamas, voltando os olhos para o rei, exclamou: “PAPA CLEMENTE, GUILHERME DE MORGARET, REI FILIPE, antes de um ano eu vos intimo a comparecer diante do Tribunal de DEUS, para receber o justo castigo”. Amaldiçoou-o até sua terceira geração de descendentes, vindo logo após a morrer. O PAPA morreu de causa ignorada após trinta e seis dias. MORGARET morreu pouco depois, possivelmente por veneno e, por último, em novembro de 1314, morria FILIPE IV.
518 a. VASCO DA GAMA, explorador português, torna-se o primeiro europeu a navegar pelo CABO DA BOA ESPERANÇA, em 22 de novembro de 1497.
297 a. conhecido por suas ações nas costas da VIRGÍNIA e da CAROLINA DO NORTE e nas ilhas do CARIBE, o pirata inglês EDWARD TEACH (1680-1718), apelidado de BARBA NEGRA, é morto após uma luta contra ROBERT MAYNARD, comandante de uma força naval enviada para contê-lo, em 22 de novembro de 1718.
191 a. GUATEMALA, EL SALVADOR, HONDURAS, COSTA RICA e NICARAGUA promulgam constituição que une os cinco países em uma federação, em 22 de novembro de 1824.
146 a. nasce ANDRÉ PAUL GUILLAUME GIDE, em PARIS, no dia 22 de novembro de 1869. Em 1892 publica AS POESIAS DE ANDRÉ WÁLTER; em 1895 casa-se com MADELEINE RONDEAUX; em 1897 publica OS FRUTOS DA TERRA; em 1914 começa a Primeira Guerra Mundial e GIDE publica OS SUBTERRÂNEOS DO VATICANO; em 1923 nasce sua filha CATHERINE, fora do casamento; em 1936 publica RETORNO DA URSS, obra na qual denuncia os crimes de STALIN; em 1940 apóia o MARECHAL PÉTAIN, imposto aos franceses pelos nazistas; em 1942, rompido com PÉTAIN e com o governo VICHY da FRANÇA, foge para a TUNÍSIA; em 1946 publica TESEU, seu testamento literário; em 1947 ganha o Prêmio NOBEL DE LITERATURA. Falece aos 81 anos, em 19 de fevereiro de 1951.
144 a. da criação do INQUÉRITO POLICIAL, em 22 de novembro de 1871.
132 a. nasce CONSTÂNCIO SPÍNDOLA, em 22 de novembro de 1883. Filho de FRANCISCO SPÍNDOLA e DULCINA SPÍNDOLA. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Era CAPITÃO Ref da FORÇA PÚBLICA desde 25 de agosto de 1930, quando regressou à Corporação para lutar por SÃO PAULO em 1932.
125 a. nasce CHARLES DE GAULLE, militar e estadista francês que chegou a ser presidente de seu país, em 22 de novembro de 1890.
Charles de Gaulle
22/11/1890, Lille, França
9/11/1970, Colombey-les-deux-Églises, França
Divulgação/França Gov.

Após uma curta batalha, os alemães venceram o exército francês e seus aliados, em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial. O país foi dividido. Uma parte ficou sob domínio direto dos alemães. A outra era uma ditadura do marechal Henri Phillipe Pétain, que transferiu a capital para Vichy, onde montou um governo conservador e aliado dos nazistas. Enquanto isso, em Londres, o general Charles de Gaulle lançou o movimento de resistência França Livre. De Gaulle era um oficial de prestígio e havido sido prisioneiro dos alemães na Primeira Guerra Mundial. Em 1940, foi nomeado general brigadeiro e, mais tarde, subsecretário de Estado no Ministério da Guerra.
Os grupos de sabotagens e a rede de informações de inteligência militar comandados por de Gaulle foram vitais para a retomada da França pelos aliados. Aclamado herói de guerra, ele retornou à França em junho de 1944. Eleito presidente da República em 1945, não conseguiu maioria na Assembléia Nacional e renunciou em 1946. Do pós-guerra a 1958, o país, ainda devastado pelo conflito, mundial passou por governos instáveis e enfrentou revoltas das colônias na África. Em 1958, no auge da crise da Argélia, os militares pressionaram a Assembléia Nacional a convidar de Gaulle para elaborar uma nova Constituição, mais presidencialista. Nascia assim a 5ª. República Francesa. Eleito novamente presidente, em 1959, de Gaulle iniciou um governo forte, nacionalista e conservador. No entanto, negociou a independência da Argélia e enfrentou a oposição armada dos oficiais de direita do Exército. Além de reerguer a economia, ele desvinculou o comando militar da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, controlada pelos Estados Unidos. Assim, restabeleceu o poder político da França na Europa. Reelegeu-se presidente em 1965, mas foi superado pelas mudanças políticas. "Um estadista tem que ser determinado e tenaz, tem que ter o apoio de todas as forças de um grande país e manter um sólido sistema de alianças. Mas se não for capaz de entender as tendências de seu tempo, ele fracassará", disse. As revoltas estudantis de maio de 1968 foram o primeiro sinal de que seu estilo de governo conservador não era compatível com o novo panorama político francês, a evolução da democracia, os sindicatos e as greves. Renunciou em 1969, após ser derrotado no plebiscito (consulta popular) sobre uma reforma constitucional que pretendia fazer. Morreu aos 80 anos de idade.
117 a. publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 22 de novembro de 1898: Às 9:30 horas da manhã de hoje entrou na sala da redação desta folha o doutor PRUDENTE DE MORAES, acompanhado de seu sobrinho JORGE DE MORAES. Recebido com as distinções merecidas pela deferência que cada brasileiro que tiver pureza de civismo lhe deve prestar. O digno patriota, com a máxima urbanidade, agradeceu os serviços que o DIÁRIO POPULAR prestou à sua administração.
O doutor PRUDENTE DE MORAES deve seguir amanhã em trem especial que sai da gare da Estrada Inglesa às 9:25 horas; parte às 9:45; almoça em ITAICI às 11:15 partindo às 13:15. O trem demorar-se-á quinze minutos em CAPIVARI. A chegada a PIRACICABA será às 4 horas da tarde.
Chamamos a atenção dos senhores intendentes de Higiene e Obras para as construções que se estão fazendo nos arrabaldes, em que a argamassa que liga os tijolos é de barro – do mais sujo. Não haverá um meio de evitar esse pouco escrúpulo dos construtores?
Seguiu para JABOTICABAL uma escolta do 1º Batalhão, levando o criminoso JOSÉ ANTÔNIO MATTO GROSSO, que será apresentado ao juiz de direito da comarca.
Pedem-nos para chamar a atenção do senhor inspetor da delegacia fiscal em SÃO PAULO para a falta de moeda de 100 reís em níquel. Há em circulação muito níquel – do falso, mas esse mesmo é do valor de 200 réis.
Foi muito melhorado o regimento a que estava submetido o ex-capitão DREYFS, na ILHA DO DIABO. O prisioneiro pode agora passear por toda a ilha, não sendo mais obrigado a ficar no recinto onde é situada a casinha que lhe serve de prisão, e é autorizado a conversar com os seus guardas.
O MATIN diz que a Corte de Cassação mandou à ILHA DO DIABO o doutor ALTRAIN examinar DREYFUS.
Está publicado o livro de ESTERHAZY, sobre a questão DREYFUS denunciando CAVAIGNAC, cuja perfídia e inépcia precipitaram os acontecimentos.   
109 a. nasce CELSO FOOT HUMMEL GUIMARÃES, em JUNDIAÍ, dia 22 de novembro de 1906. Trabalhou como jornalista, locutor, ator e apresentador. Em 1937, CELSO se tornou um dos pioneiros da Rádio NACIONAL do RIO DE JANEIRO. Seu primeiro programa foi “TEATRO EM CASA”. Atuou em oito filmes nacionais, como “ASAS DO BRASIL”, “CAMINHO DO CÉU” e “LUZ DOS MEUS OLHOS”. Morreu em 22 de novembro de 1973. No bairro de PIRITUBA há uma rua com o seu nome.
106 a. o jornal TIMES de hoje, dia 22 de novembro de 1909, ao analisar os últimos sucessos desenrolados na República da NICARÁGUA, diz que o ex-presidente ROOSEVELT mostrou que o monroismo no século vinte é uma doutrina altruísta, acrescentando que a América Latina soube, porém, compreender que o fim dos ESTADOS UNIDOS é um boato puramente comercial.   
105 a. da REVOLTA DA CHIBATA, liderada por JOÃO CÂNDIDO, o "ALMIRANTE NEGRO", homenageado por JOÃO BOSCO e ALDIR BLANC na música "NAVEGANTE  NEGRO", nos anos 1970. Em 1931, o poeta surrealista francês BENJAMIN PÉRET se interessou pela narrativa da revolta dos marinheiros e escreveu, em sua primeira viagem ao BRASIL, um trabalho sobre o evento, intitulado “O ALMIRANTE NEGRO”. A revolta contra a chibata seria, segundo PÉRET, uma versão tupiniquim do episódio ocorrido no encouraçado POTEMKIM, uma rebelião de marujos russos, em 1905, no quadro da Revolução Russa. PÉRET foi expulso do BRASIL devido à sua aproximação com o comunismo e sua obra desapareceu, sendo destruída pela polícia de GETÚLIO VARGAS. Apenas quatro páginas de “O ALMIRANTE NEGRO” foram encontradas recentemente.   No dia 22 de novembro de 1910, um grupo de marinheiros da Armada brasileira rebelou-se no RIO DE JANEIRO, assumindo o controle dos principais navios da frota, os encouraçados MINAS GERAIS, SÃO PAULO e DEODORO, além do cruzador BAHIA. Os canhões foram apontados contra o palácio do CATETE, na época a sede do poder federal. Esses marinheiros, na maioria negros, mulatos e migrantes nordestinos, pediam o fim dos castigos físicos, aplicados pelo uso da chibata, e melhores condições de trabalho na Marinha. Muitos desses rebeldes ficaram conhecidos pela imprensa em sua época. Posteriormente, o líder do levante, o marinheiro JOÃO CÂNDIDO, tornou-se uma figura simbólica até hoje reverenciada por uns, mas pouco conhecida do grande público e sem reconhecimento em seu universo de origem, a Marinha brasileira. A revolta, que durou da noite do dia 22 até 26 de novembro de 1910, provocou pânico, sobretudo na cidade do RIO DE JANEIRO. Os jornais da época mostram que a população carioca teve o reflexo de fugir do centro da cidade e das regiões litorâneas, com medo dos canhões dos poderosos navios. Mesmo assim, uma parte da imprensa manifestou simpatia pelas reivindicações dos marinheiros. O governo de HERMES DA FONSECA, que havia tomado posse uma semana antes, experimentava com o evento sua primeira crise política. É importante lembrar que HERMES DA FONSECA havia disputado as eleições com RUI BARBOSA, durante o ano de 1909 e início de 1910, quando houve uma mobilização de setores da população em torno das candidaturas de HERMES DA FONSECA, defendida pelos militaristas, e de RUI BARBOSA, apoiado pelos civilistas, segundo a terminologia da época. Esse clima de divisão seria retomado no Congresso com a revolta, havendo desconfiança e pressão de ambas as partes. Quase mil marinheiros foram excluídos da Marinha no início de dezembro do mesmo ano. Nesse mesmo mês, eclodiu uma nova rebelião cujas razões são pouco conhecidas, dessa vez um levante dos fuzileiros navais. Essa segunda rebelião foi massacrada em poucas horas pelas forças oficiais da República brasileira. JOÃO CÂNDIDO foi obrigado a viver o pesadelo da solitária na ILHA DAS COBRAS, sendo um dos únicos sobreviventes. Ao sair da solitária, foi mandado para tratamento em hospital psiquiátrico. Mais tarde, ele afirmou que teria sido enviado para esse lugar para não depor nos processos que aconteciam na época. No fim de sua estadia no hospital psiquiátrico, JOÃO CANDIDO foi submetido ao CONSELHO DE GUERRA e excluído da Marinha por conclusão do tempo de serviço. Retomou então à vida civil, sempre perseguido pela instituição a que servira. Tentou entrar na Marinha Mercante, mas encontrou muitos obstáculos. Experimentou morar na ARGENTINA e na GRÉCIA. Recebeu também um convite para viver na INGLATERRA, mas não conseguiu se adaptar fora do BRASIL. Sem outra alternativa, entrou no mercado da pesca na praça XV, no RIO, onde permaneceu até os 40 anos. Nessa altura, partiu para o RIO GRANDE DO SUL para receber uma pensão de seu Estado, garantida pelo governo de LEONEL BRIZOLA, da qual iria usufruir até o fim da vida. O marinheiro JOÃO CÂNDIDO nasceu no dia 24 de junho de 1880, em RIO PARDO, no RIO GRANDE DO SUL, hoje ENCRUZILHADA DO SUL. Ele faleceu em 1969, aos 89 anos, em decorrência de uma infecção no estômago.
105 a. (PARIS) A imprensa diz em 22 de novembro de 1910 que os rendimentos do café e da borracha do BRASIL serão inferiores aos do ano passado, com a exportação menor. O país tem equilíbrio e elasticidade para que um mau ano não comprometa o crédito internacional.
104 a. Foi assinado contrato para a exploração da indústria de transporte por meio de automóveis, na estrada de rodagem denominada VERGUEIRO, de SÃO PAULO a SANTOS. Os concessionários obrigam-se a construir duas faixas mecadamisadas na estrada. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 22 de novembro de 1911).
103 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 22 de novembro de 1912: (RIO) o prefeito assinou um projeto regulando a vendagem de carne congelada no DISTRITO FEDERAL. O projeto estabelece as condições de venda, cogitando a instalação de talhos para a mesma. Negociantes prometem vender a carne a preços vantajosos.
91 a. nasce o Cel. Ref. CANUTO DE SOUZA GANDRA, em 22 de novembro de 1924. Quando entrei no Curso Preparatório da Escola de Oficiais, em 1959, o CANUTO era terceiroanista do CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS e sairia ASPIRANTE A OFICIAL em dezembro daquele ano.
87 a. realizada em PARIS a primeira apresentação de bolero, a mais famosa música de JOSEPH-MAURICE RAVEL, em 22 de novembro de 1928.
80 a. falece o compositor ZEQUINHA DE ABREU, em 22 de novembro de 1935. Nasceu em SANTA RITA DO PASSA QUATRO, no dia 19 de setembro de 1880. Alguns dados biográficos do autor de “TICO-TICO NO FUBÁ” foram lançados em minhas memórias na data de seu nascimento.
72 a. da declaração de independência do LÍBANO, em 22 de novembro de 1943. O que hoje é LÍBANO, há 5 mil anos foi FENÍCIA. O País viveu plenamente a independência até 1975, quando o conflito gerado pela presença palestina evoluiu para a guerra civil e o LÍBANO se tornou alvo de invasões e cobiça externa. Em 1976, sofreu intervenção da SÍRIA, com 40 mil soldados, e o exército israelense tomou posição na fronteira sul. Em 22 de maio de 1991, o País foi obrigado a assinar o “TRATADO DE FRATERNIDADE E COOPERAÇÃO”, que assegurava a influência síria. Terra dos fenícios, grandes comerciantes e navegadores da ANTIGUIDADE, em sua viagens pelo Mediterrâneo fundaram colônias importantes, como CARTAGO, CÁDIZ, MARSELHA, MALTA, SICÍLIA, CÓRSEGA e SARDENHA. Audazes viajantes, dobraram o posteriormente chamado CABO DA BOA ESPERANÇA, circundando a ÁFRICA, chegaram à AMÉRICA dois mil anos antes de COLOMBO, e o BRASIL, o que é comprovado pelas inscrições na PEDRA DA GÁVEA, e em outros sítios na PARAÍBA. Sua maior contribuição para a história da humanidade, contudo, foi a propagação do alfabeto e da escrita. BEIRUTE, a capital do LÍBANO, deu luz às letras jurídicas e a ROMA, cinco imperadores. Na época, foi fundada na cidade a primeira e maior universidade, dedicada ao Direito, que teve entre seus mestres os gênios fenícios ULPIANO e PAPIANO. Em 1516, o País foi incorporado ao IMPÉRIO OTOMANO. Derrotada na 1ª GUERRA MUNDIAL, a TURQUIA perdeu as colônias e, em 1920, foi declarado o Estado do GRANDE LÍBANO, sob o domínio da FRANÇA, tornando-se em 1926 a REPÚBLICA DO LÍBANO. Mas a declaração de independência só se concretizou em 22 de novembro de 1943.
O país chegou a ser plenamente independente entre 1943 a 1975. A revista TIME chamou-o de “país-paraíso” e mereceu de Sua Santidade o PAPA JOÃO PAULO II o título de “país-mensagem”. País de cedros imponentes, característica de sua bandeira, o LÍBANO foi o último reduto de liberdade da região, um dos pontos altos da cultura universal e da coexistência entre as religiões. BEIRUTE, considerada a SUÍÇA do ORIENTE MÉDIO, chegou a ser um dos grandes centros financeiros do mundo até a década de 70. Em 1999, BEIRUTE foi consagrada pela UNESCO capital cultural do mundo árabe, pela importância de sua cultura na região.
72 a. os líderes dos ESTADOS UNIDOS, da INGLATERRA e da CHINA reúnem-se no CAIRO, no EGITO, para discutir a guerra contra o JAPÃO, em 22 de novembro de 1943.
67 a. República Democrática do VIETNÃ pede para ser admitida pelas NAÇÕES UNIDAS, em 22 de novembro de 1948.
60 a. UNIÃO SOVIÉTICA explode uma bomba de hidrogênio na SIBÉRIA, em 22 de novembro de 1955.
59 a. início dos XVI Jogos Olímpicos de MELBOURNE, na AUSTRÁLIA, em 22 de novembro de 1956.
52 a. do assassinato de JOHN F. KENNEDY. No dia 22 de novembro de 1963, em uma tarde quente e ensolarada, eram aproximadamente 16 horas em São Paulo, quando as rádios deram a notícia bombástica: DALLAS URGENTE: "O presidente JOHN FITZGERALD KENNEDY acaba de ser assassinado. Foi ferido mortalmente durante um desfile em carro aberto, quando estava em companhia de sua mulher, a primeira-dama JACQUELINE KENNEDY e do governador do TEXAS, JOHN CONALLY e sua mulher". A noticia abalou o mundo e traria conseqüências ainda não imaginarias naquela tarde e nos dias que se seguiram ate os funerais, já com a posse de LYNDON BAYNNES JOHNSON, o vice-presidente no cargo vago com a sua morte. Na noite seguinte, já com o principal suspeito preso, e com indícios claros de que havia partido de sua arma o tiro que atingiu a cabeça de KENNEDY, LEE HARVEY OSWALD foi assassinado nas mãos dos agentes policiais do F B I e da polícia texana por JACK RUBBY, tudo mostrado em nossas televisões, por filme, e, nos ESTADOS UNIDOS, ao vivo, pela T V. Três livros trazem à tona revelações sobre a família KENNEDY. A começar pelo próprio JOHN F. KENNEDY. Da autoria do historiador ROBERT DALLEK, UMA VIDA INACABADA põe abaixo a imagem atlética do carismático presidente americano, revelando os tormentos causados pelo mal de ADDISON, um distúrbio da glândula supra-renal, associado a outras doenças. KENNEDY sofria de problemas de estômago, febres constantes, insônias e tinha colesterol alto. Para piorar o quadro, o livro Mr. S, também lançado em maio, por GEORGE JACOBS, mordomo de FRANK SINATRA, conta que KENNEDY usava cocaína e teria sido flagrado mais de uma vez na casa do cantor em PALM SPRINGS drogando-se ao lado do ator britânico PETER LAWFORD. EDWARD KLEIN escreveu A MALDIÇÃO KENNEDY: POR QUE A PRIMEIRA FAMÍLIA DOS ESTADOS UNIDOS VEM SENDO PERSEGUIDA PELA TRAGÉDIA HÁ 150 ANOS. O livro desmistifica o casamento de JOHN-JOHN e CAROLYN BESSETTE, encerrado em um acidente aéreo em 16 de julho de 1999. O consumo de cocaína também teria sido o pivô da crise pela qual passava o casal na época. O livro mostra CAROLYN como uma mulher controladora, que se recusava a ter filhos e buscou nas drogas e em casos extraconjugais a maneira de suportar a atração da mídia por sua vida. A viagem que culminou na morte do casal era a tentativa derradeira de reconciliação. Poucos dias antes de morrer, JOHN-JOHN teria se mudado para um hotel ao descobrir que a mulher o traíra com um antigo namorado.
A CASA BRANCA de JOHN KENNEDY foi povoada por filósofos, pensadores, cientistas e políticos brilhantes, que compunham aquilo que se chamou de “CAMELOT”, uma menção à mesa-redonda de súditos do mítico REI ARTHUR. A mitificação teve ampla participação do personagem principal. Uma das vantagens colhidas pelo mito KENNEDY é que na época, nenhum repórter teve a coragem de apontar que o rei estava nu, no sentido figurado e ao pé da letra. KENNEDY manteve relações sexuais com mulheres tão variadas quanto JUDITH CAMPBELL, que tinha ligações com o mafioso SAN GIANCALANA, passando por estagiárias da CASA BRANCA à la MÔNICA LEWINSKY, até a estrela MARILYN MONROE. A fieira de amantes é maior do que a de todos os outros presidentes juntos – incluindo-se aí BILL CLINTON.  A realidade da 35ª Presidência americana é muito mais complexa e interessante do que sua lenda. Ela é repleta de fracassos e sucessos – além de iniciativas legislativas que se colocariam, nos anos seguintes, entre as maiores conquistas da democracia do País. As derrotas chegaram primeiro. Em abril de 1961, três meses depois de sua posse, o presidente tomaria para si a responsabilidade da malograda invasão da BAÍA DOS PORCOS, em CUBA. Foi a tentativa de tomar, manu militari, o poder na ilha, usando uma força expedicionária de exilados contra o regime de FIDEL CASTRO. Paranóico com a invasão da BAÍA DOS PORCOS, FIDEL CASTRO insistia com a UNIÃO SOVIÉTICA na instalação de mísseis nucleares em seu país. Em meados de 1962, aviões espiões americanos localizaram a montagem das plataformas de lançamento. KENNEDY ordenou o bloqueio naval da ilha. Durante 13 dias de outubro de 1962 o mundo viveu à beira de um conflito que facilmente poderia degenerar numa hecatombe nuclear. A firmeza de propósitos de KENNEDY – contra militares linha dura do PENTÁGONO, que desejavam um ataque imediato, e ao mesmo tempo dando mostras a KRUCHOV de que os americanos não arredariam pé de suas posições – fez com que a URSS finalmente concordasse em retirar os mísseis. Infelizmente, JOHN KENNEDY não viveu para saborear a vitória. Mas seu sucessor, LYNDON JOHNSON, iria implementar esse conjunto legislativo que é um dos maiores avanços sociais na história do País. Essas sementes perfazem um legado que ultrapassa até os maiores vôos de imaginação da mitologia em que JOHN FITZGERALD KENNEDY foi enclausurado.   
  52 a. lançado o disco WITH THE BEATLES, o único álbum duplo da banda, em 22 de novembro de 1963.
  52 a. falece o escritor inglês ALDOUS HUXLEY, no dia 22 de novembro de 1963, autor do livro ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
  52 a. das anotações feitas em 22 de novembro de 1963 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 5º - DIA 136º - 5 anos e 170 dias na FORÇA PÚBLICA – 77º dia como ASPIRANTE – 64º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Continuam as greves na SOROCABANA e SANTOS-JUNDIAÍ, a primeira já em seu décimo dia e a segunda em seu segundo dia. São greves pacíficas, que causaram um prejuízo orçado em 500 milhões de cruzeiros até a data de ontem. O BATALHÃO DE GUARDAS continua apresentando sempre 90 homens de prontidão.
Após a revista e o desfile da tropa, fato que é repetido todas as manhãs, com os aspirantes comandando os pelotões, passo a responder pela Secretaria porque o 2º TENENTE HIGINO DA SILVA partiu ontem para o RIO DE JANEIRO, em viagem de estudos, com a finalidade de ver o reator atômico.
O campeonato de futebol de salão para oficiais continua nessa manhã. O 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” joga contra o 14º BP e vence por 5 a 2. O BATALHÃO DE GUARDAS leva outra goleada. Dessa feita a esquadra do CAPITÃO HÉLIO é vencida pelo Regimento “9 de Julho” por 7 a 1. O único tento é marcado pelo TENENTE PLÍNIO. O ASPIRANTE GIRALDI foi o goleiro e a revelação foi o ASPIRANTE MENDES, o melhor jogador do BG.
Notamos a presença do CAPITÃO SARMENTO no Batalhão. Segundo o MAJOR ALOÍSIO BORGES, o CAPITÃO SARMENTO estava agregado à disposição da Secretaria da Fazenda e, voltando, foi classificado no BATALHÃO DE GUARDAS. Pelo visto, o CAPITÃO SARMENTO não gostou nada da coisa.
Hoje, durante os momentos de folga começo a ler um livro funesto, intitulado O LIVRO DA MORTE. Apesar das greves que atingem SÃO PAULO, os oficiais são liberados.
Chego em meu lar quando são 14 horas. Almoço e descanso até mais de 17 horas. São 18:45 horas quando recebo uma notícia chocante, pela boca do TICO-TICO, em seu programa “BOLSO DO REPÓRTER”. O campeão da liberdade, Presidente JOHN KENNEDY, dos ESTADOS UNIDOS, é vítima de um atentado perto do TEXAS, vindo a falecer num hospital em DALLAS. Três disparos de uma automática atingiram KENNEDY na cabeça, sendo que o presidente viajava ao lado de sua esposa em um carro aberto. Atingido, sua cabeça apoiou nos ombros de sua esposa, que somente teve tempo de dizer OH! Transportado para um hospital de DALLAS,a inda com vida, falece logo após. Até o presente momento não se sabe quem foi o autor do bárbaro assassinato. O mundo livre recebe com um abalo muito grande esse trágico acontecimento. KENNEDY era o campeão da Democracia e sua morte a atinge consideravelmente.
Recebo essa notícia visivelmente emocionado. KENNEDY era para mim uma das colunas mestras do mundo livre. Quem foi o desgraçado que o assassinou? Qual o motivo para tão bárbaro crime? Sua morte faz-me lembrar do episódio do assassinato de LINCOLN. Será que KENNEDY merecia destino tão trágico?
Pelo Canal 9 soube que a Assembléia Paulista declarou luto oficial de 3 dias pela morte de JOHN KENNEDY. “Perde o Universo um dos seus maiores homens” – são palavras de CIRO ALBUQUERQUE, presidente da Assembléia.
Pelo REPÓRTER ESSO pude assistir a um programa completo sobre o assassinato de JOHN KENNEDY e de suas grandes atividades durante os quase três anos que foi Presidente da República. JOHN KENNEDY foi empossado no dia 20 de janeiro de 1961 e desde essa data cumpriu um programa intenso sobre a Democracia e a Liberdade. O REPÓRTER ESSO apresentou quarenta minutos dedicados à vida de JOHN KENNEDY como um grande Presidente e um ótimo chefe de família. Como já disse, KENNEDY morreu tal como faleceu ABRAAM LINCOLN há cem anos atrás.
Às 17:30 horas a UPI noticiou a morte de JOHN KENNEDY num hospital de DALLAS – TEXAS. Meia hora antes fora baleado covardemente juntamente com o governador do TEXAS.
Eis as palavras de ADEMAR DE BARROS – Desaparece tragicamente o Campeão da Democracia.
LINDON JOHNSON, Vice-presidente dos ESTADOS UNIDOS, assume o governo.
Assisto pelo Canal 4 o famoso CLUBE DOS ARTISTAS que trouxe hoje: CAUBY PEIXOTO – LUÍS BORDÓN – MARIA DEL CARMEN – HAYDÉE LOGÁN Y SUS HUAPONGUEROS – TRIO PAGÃO e SALOMÉ PARISI.
Ainda pelo canal 4 assisti o programa “HUMOR 4” com a peça “VOVÓ DE BLUE JEANS”, onde apareceram: MARISA SANCHEZ, GUY LUP, ELÍSIO DE ALBUQUERQUE e outros.
O resto da noite dedico ao noticioso da TV que trouxe ao vídeo programações sobre a morte de JOHN KENNEDY.
  51 a. dos apontamentos feitos em 22 de novembro de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 5º - DIA 136º - 6 anos e 171 dias na FORÇA PÚBLICA - 183 dias como 2º TENENTE - 430 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Domingo chuvoso. Manhã sem graça que passo lendo ou escrevendo ou ainda brincando com meus filhos. Minha esposa não se sente bem.
Depois do almoço recebo a visita do SOLDADO MARCONDES e de um parente seu. O parente do meu auxiliar na secretaria está consertando meu rádio e, como o mesmo ainda não está pronto, empresta-me um para poder ouvir as partidas de futebol desta tarde.
No PACAEMBU, jogam CORINTHIANS e PORTUGUESA DE DESPORTOS. O primeiro é líder, enquanto que a "lusa" ocupa a terceira colocação. Os dois times jogam bem no primeiro tempo e, aos 23 minutos vamos ter o início dos gols da partida. É a PORTUGUESA que marca por intermédio de um gol contra de EDUARDO. Em seguida, EDILSON comete penalidade máxima em NEY e SILVA converte para o CORINTHIANS, empatando a partida. nem bem a torcida corintiana comemora o empate e eis ORECO cometendo penalidade máxima que, cobrada por HENRIQUE, coloca novamente a "lusa" em vantagem no marcador. São transcorridos apenas 33 minutos. O tempo inicial encerra-se com 2 a 1 para a PORTUGUESA.
No segundo tempo, tanto o ALVINEGRO do PARQUE SÃO JORGE como a PORTUGUESA nada fazem nos primeiros minutos. Ambos jogam atrabalhoadamente, sem finalização certa.
Aos 23 minutos, numa confusão tremenda na área corintiana, eis que ALMIR aumenta para 3 a 1 a favor da PORTUGUESA. Quando mais predomina o CORINTHIANS, eis que DIDA marca o quarto tento da PORTUGUESA. Temos mais de 30 minutos da etapa final.
São transcorridos 37 minutos quando o alvinegro diminui a vantagem. MARCOS faz 4 a 2.
E a partida termina com a vitória lusa. Nestas condições o CORINTHIANS traz para junto de si a equipe do SANTOS, na liderança do campeonato, com 16 pontos perdidos. O time "luso" é vice-líder com 18 pontos perdidos.
Outros resultados da rodada: AMÉRICA DE RIO PRETO 1 x SÃO PAULO 0; NOROESTE DE BAURU 1 x JUVENTUS 0; GUARANI DE CAMPINAS 2 x FERROVIÁRIA DE ARARAQUARA 0; COMERCIAL DE RIBEIRÃO PRETO 4 x SÃO BENTO DE SOROCABA 0; XV DE PIRACICABA 2 x PRUDENTINA 1.
A partida PALMEIRAS 1 x ESPORTIVA DE GUARATINGUERÁ 0 não chegou ao seu final por falta de garantias.
Mais tarde, pela televisão, assistimos: DISNEYLÂNDIA - MANDA BRASA - BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS (com a comovente comemoração do primeiro aniversário da morte de JOHN KENNEDY.          
  50 a. do registro dos acontecimentos em 22 de novembro de 1965 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 5º - DIA 135º - 7 anos e 171 dias na FORÇA PÚBLICA - 548 dias como 2º TENENTE - 795 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O BATALHÃO DE GUARDAS encontra-se em festas nesta manhã. Por intermédio do Oficial de Dia, 2º TENENTE OVÍDIO TODAY, soubemos que o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA entra em gozo de 15 dias de férias, a contar das 13:10 horas de 21 do corrente. Isto significa dizer que o BATALHÃO DE GUARDAS estará muito bom durante este final de novembro e durante os primeiros dias do mês vindouro.
O CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA passa a responder pelo Sub-Comando e eu passo a responder pela Companhia de Comando e Serviços, durante hoje e amanhã, uma vez que o 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA (mais antigo do que eu) está dispensado durante esses dois dias.
Trabalho com maior ardor, dedicando todo o meu tempo à FIF, longe do espectro do MAJOR PERON. Assim é que levo para ser assinado o Movimento de Caixa de 11 do corrente e acerto os Adiamentos feitos à Cantina (um milhão de cruzeiros) e ao Encarregado do Departamento Esportivo (cento e vinte mil cruzeiros).
Passamos uma manhã maravilhosa no BG, que momentaneamente vê-se guiado aos seus melhores dias. Um homem só, às vezes, pode transformar um quartel em um terror. Não faz falta nenhuma para nós.
São 12:15 horas quando vou ao Serviço de Fundos. Meu problema refere-se às Consignações do mês em curso. Acontece que o CAPITÃO WALDOMIRO DE ABREU diz-me que somente na quarta-feira é que vai pagar as consignações (dia 24). Ali me encontro com o colega de turma, 2º TENENTE ANTONIO CARLOS MENDES, uma vez que as companhias do 11º BP, seu batalhão, estão bem perto do prédio do Serviço de Fundos. Também converso com o 2º TENENTE MOACYR DE SIQUEIRA e logo estou retornando ao BG. Chego em tempo de assistir a reunião dos oficiais. Todos são unânimes em acrescentar que a Unidade melhora bastante sem a figura do "bicho-papão".
Passo a tarde toda na FIF. Leio jornais, escrevo este diário, atrasado que estava em quatro dias. Dou uma arrumação em meu alojamento e, quase sem sentir, vejo terminar a tarde desta segunda-feira.
Preparo a aula para os cabos, sendo que hoje darei aritmética, e me sinto tranquilo neste 22 de novembro, relembrando os melhores dias que já passei neste batalhão. O BG somente ficou uma "droga" com a vinda do MAJOR SCARFACE para cá. Tomara que siga um destino diferente dentre mais alguns dias e que suma de nossas vistas.
No dia 22 de novembro de 1965, há dois anos atrás, a cidade de DALLAS, no TEXAS, observou um dos mais tristes episódios da história norte-americana, episódio este que estarreceu o mundo - trata-se da morte de JOHN F. KENNEDY, assassinado por um marxista desajustado, chamado LEE HARVEI OSWALD.
Centenas de pessoas visitaram a esplanada por onde há exatamente dois anos avançava em um automóvel descoberto o jovem mandatário, quando três balas roubaram sua vida.
Numerosas coroas de flores amontoaram-se no lugar onde tombou. Um branco e um negro depositaram ali um monólito de granito com a singela inscrição: "JOHN F. KENNEDY, 1917-1963. FALECEU EM DALLAS, TEXAS".
Outra coroa foi colocada ante a porta da sala de emergência número 1, do Hospital de PARKLAND, para onde foi levado o presidente, tendo sido declarado morto, ali, às 13 horas locais. Como homenagem à memória de KENNEDY, determinou-se o fechamento da sala durante 12 horas.
Deixo o quartel tão logo encerro a aula de aritmética para os cabos. Ao chegar em casa encontro-a fechada por dentro e minha chave não há meio de abri-la MARIA tinha saído com dona JÚLIA e ainda não havia voltado. Vou até à ÁGUA FRIA buscá-la, sendo que fui obrigado a discutir com minha esposa pelo fato dela ir a um centro espírita, perto da MORÁVIA, no TUCURUVI. Nada mais acontece em 22 de novembro, data que encerro bem tarde.
  50 a.  boxeador CASSIUS CLAY, também chamado de MOHAMMAD ALI, mantém o título dos pesos pesados com uma vitória sobre FLOYD PATTERSON, em 22 de novembro de 1965.
  49 a. membros da Comissão WARREN se opõem à abertura de um novo inquérito sobre o assassinato de JOHN F. KENNEDY, em 22 de novembro de 1966.
  48 a. falece o cientista alemão BUCK BECKER, em 22 de novembro de 1967. 
  47 a. falece CATARINA MARIA DIAS, tia de minha mãe, mas que eu considerava também como minha tia. Tia CATARINA falece em 22 de novembro de 1968. Foi uma das mais caras lembranças de minha infância. Miudinha, empregada numa casa de família, durante quase que toda a sua vida, não quis casar. Aos domingos, sozinha, viajando de trem, vinha de SÃO PAULO para visitar meus pais. Sempre trazia um brinquedinho para os seus sobrinhos MARIO e CARLOS. Gostava de tomar vinho SÃO RAFAEL nos almoços que participava, nesses domingos, em nossa casa. Faz parte do meu cenário de garoto ávido por novidades, que gostava da chegada de tia CATARINA, que também trazia revistas para nós.                
42 a. falece CELSO FOOT HUMMEL GUIMARÃES em 22 de novembro de 1973. Em sua homenagem foi dado nome à rua do bairro de PIRITUBA. Ele nasceu no dia 22 de novembro de 1906. Trabalhou como jornalista, locutor, ator e apresentador. Em 1937, CELSO se tornou um dos pioneiros da Rádio NACIONAL do RIO DE JANEIRO. Seu primeiro programa foi “TEATRO EM CASA”. Atuou em oito filmes nacionais, destacando “ASAS DO BRASIL”, “CAMINHO DO CÉU” e “LUZ DOS MEUS OLHOS”.
42 a. da LEI FLEURY - LEI No. 5941/73, promulgada em 22 de novembro de 1973.
41 a. um avião DC-10 da BRITISH AIRWAYS é seqüestrado em DUBAI, no dia 22 de novembro de 1974. A aeronave é abandonada três dias depois, na TUNÍSIA, após o assassinato de um passageiro e a libertação de palestinos presos no EGITO.
40 a. da coroação do rei D. JUAN CARLOS, na ESPANHA, em 22 de novembro de 1975.
40 a. ÉMERSON FITTIPALDI anuncia que está abandonando a equipe McLAREN, em 22 de novembro de 1975, para pilotar o COPERSUCAR, carro construído pelo seu irmão WILSON.
38 a. ocorre o primeiro vôo PARIS-NOVA YORK do CONCORDE, em 22 de novembro de 1977.
37 a. falece OMAR CARDOSO, em 22 de novembro de 1978.
36 a. das anotações feitas em 22 de novembro de 1979: nesta manhã de quinta-feira, como de hábito, chegam ao CPChq, para jogarem volibol no ginásio DELPHIN BALANCIER: CORONÉIS JUVENAL, ROLDÃO, TRANCHESI, ASSIS; TENENTE-CORONEL WALDEMAR NOGUEIRA; MAJORES GAIA, JÓBIO MATHIAS e outros. O MAJOR PM WÁLTER CRESCIBENE conversa sobre a expectativa da nomeação do novo juiz do TJM. O mais cotado está sendo o CORONEL PM JONAS FLORES RIBEIRO. O Congresso Nacional aprovou, na madrugada, a reforma partidária, com a conseqüente extinção da ARENA e do MDB. Muçulmanos atacam o Consulado dos EUA na TURQUIA. Os EUA retirarão os norte-americanos do PAQUISTÃO. MESQUITA DE MECA já está desocupada, com a prisão de 150 fanáticos. Os 13 norte-americanos postos em liberdade no IRÃ chegam em WASHINGTON. Acontecem operações militares no GOLFO PÉRSICO. Leio JACK LONDON: “DOIS DESTINOS SELVAGENS”, “OS TORNOZELOS DE EL SOO” e “O PRIMEIRO INVERNO”.
32 a. da fuga do ex-Major JOSÉ FERREIRA DOS ANJOS, da PM de PERNAMBUCO, envolvido no ESCÂNDALO DA MANDIOCA, no dia 22 de novembro de 1983.
31 a. da USINA DE TUCURUI, inaugurada em 22 de novembro de 1984.
31 a. falece o poeta MÁRIO MOTA, no dia 22 de novembro de 1984.
31 a. nasce a atriz SCARLETT JOHANSSON em NOVA YORK (EUA) no dia 22 de novembro de 1984. O primeiro filme de sua carreira foi “O ANJO DA GUARDA”, em 1994, e o mais recente, “THE BLACK DALIA”. Entre seus filmes mais conhecidos estão: “MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA” (2003) e “ENCONTROS E DESENCONTROS” (2003). SCARLETT tem um irmão gêmeo, HUNTER JOHANSON. Comemorou os seus vinte anos, em 2004, na DISNEYLÂNDIA. Também em 2004 fez campanha para JOHN KERRY, candidato a presidente dos ESTADOS UNIDOS. 
29 a. da operação que minha mãe ALICE DA FONSECA VENTURA sofreu na vista. Foi em 22 de novembro de 1986. Um pouco antes, cega de tudo, foi internada num cenáculo, onde se desentendeu com a freira responsável pela Casa e também com as suas companheiras. Pouco tempo ficou nesse lugar.
29 a. MIKE TYSON vence TRAVOR BERBICK e torna-se, aos 20 anos, o mais jovem campeão dos pesos pesados de todos os tempos, em 22 de novembro de 1986.
28 a. das seguintes anotações em 22 de novembro de 1987: neste domingo, na madrugada, LUCINDA sente dores. Uma surpresa pela manhã, o JOÃO GOMES está lavando o quintal. O PAULO CÉSAR continua na casa da DORA (sua avó fica um pouco sossegada).
Leio a FOLHA DE SÃO PAULO. Vê-se que já começou a corrida para as eleições de novembro de 1988. LEONEL BRIZOLA é o nome mais citado nas pesquisas para suceder o presidente JOSÉ SARNEY. É seguido pelo empresário ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES e pelo senador MÁRIO COVAS. O governador ORESTES QUÉRCIA afirmou ontem que não será candidato. AURELIANO CHAVES, por sua vez, diz que será candidato no caso da nova Constituição apontar o Presidencialismo como regime de governo.
LUCINDA teima muito para ir à festa do terceiro aniversário da KELLEN CRISTINA. Ela não está em condições de ficar de deslocando de um lugar para outro. MARLENE acompanha-nos até a casa da DORA. Muitas crianças estão presentes. O AMÉRICO, DONA MARIA, a mãe da LUCINDA, senhor ANTÔNIO e muitos adultos vizinhos também lá comparecem. Está muito movimentada a festinha. O ponto ruim é a doença da LUCINDA. Mais tarde ela vai reclamar de dores na perna. Passa mal a noite.
COPA UNIÃO: ATLÉTICO MINEIRO, CRUZEIRO, FLAMENGO e INTERNACIONAL são os times classificados. O PALMEIRAS perdeu para o ATLÉTICO (1 a 0); FLAMENGO 3 x SANTA CRUZ 1; CRUZEIRO 1 x SANTOS 0. O gol marcado pelo CRUZEIRO foi em flagrante impedimento.
STEFFI GRAFF é a campeã do MASTERS do VIRGINIA SLAMS.
26 a. falece MÁRIO BENI. Nasceu na cidade paulista de SÃO MANOEL, em 20 de maio de 1905. Foi voluntário do 4º BATALHÃO DE CAÇADORES DA FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO durante o Movimento Constitucionalista de 1932. Iniciou sua vida pública como Corretor Oficial da Bolsa de Valores de SÃO PAULO; em seguida, foi eleito diversas vezes Deputado Estadual, inclusive na Legislatura da Constituinte Paulista; na seqüência, foi eleito Deputado Federal. Foi, também, Secretário da Fazenda do Estado de SÃO PAULO, no governo do Doutor LUCAS NOGUEIRA GARCEZ; Presidente do ESPORTE CLUBE PALMEIRAS; Presidente da BIENAL DE SÃO PAULO; Presidente Estadual do PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA (PSP); Presidente da Companhia Estadual de Armazéns Gerais do Estado de SÃO PAULO (CEAGESP). Amigo pessoal e companheiro do Dr ADEMAR DE BARROS, com o qual lutou na Revolução Constitucionalista. Com esse líder e outros moços idealistas de 1932 sempre procuraram engrandecer SÃO PAULO e o povo paulista, cujos atos e realizações têm registro na História deste Estado. Com os mesmos ideais sublimes que os levaram a lutar por SÃO PAULO e sua gente, MÁRIO BENI e seus companheiros até a morte honraram a Bandeira das Treze Listas, marcando indelevelmente suas passagens pelo Estado que tanto amaram. MÁRIO BENI falece em 22 de novembro de 1988, tendo seu corpo sido velado na Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO, como último tributo do Povo Paulista e seu defensor.
Como voluntário de 32, atendeu de imediato ao chamado da Revolução, indo lutar no setor de CUNHA, na divisa de SÃO PAULO como o Estado do RIO DE JANEIRO, onde ocorreram os mais renhidos e sangrentos combates. Nesse setor de lutas, em determinado trecho da frente de batalha, existia o chamado TÚNEL, onde a resistência dos paulistas era inesgotável. Os soldados da DITADURA, numericamente superiores em homens e armamentos mais possantes e modernos, contando com a aviação militar, adotaram impiedosamente o uso de CANHÕES MARÍTIMOS, de longo alcance e fogo arrasador. Na verdade, os canhões marítimos foram retirados dos navios de guerra, usados precipuamente em batalhas navais. A sagrada bandeira das TREZE LISTAS, que acompanhou esse voluntário nas trincheiras, nos desfiles militares e demais eventos, depois de mais de 70 anos de uso, esfarrapou e depois desfiou, acabando seus dias de glória. No entanto, restou daqueles dias memoráveis o presente capacete, recordação imorredoura de um sonho que não acabou. A família doou o capacete de MÁRIO BENI à SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC em 18 de janeiro de 2005. “Esses dados foram fornecidos ao CORONEL VENTURA pelo professor, escritor e poeta ORLANDO SEVERINO ROGANO, autor do livro PENSAMENTOS POÉTICOS E OUTROS PENSAMENTOS, no dia 18 de janeiro de 2005, em visita à Sociedade Veteranos de 32-MMDC”.  
26 a. do assassinato do Presidente do LÍBANO, RENÉ MUAWAD, em 22 de novembro de 1989.
25 a. falece Dona ELOÁ QUADROS, esposa de JÂNIO QUADROS, em 22 de novembro de 1990.
25 a. na INGLATERRA, a conservadora MARGARET THATCHER renuncia ao cargo de Primeiro-Ministro após 11 anos e meio de mandato, no dia 22 de novembro de 1990. Anunciou sua renúncia depois de todos os anos de poder que mudaram profundamente a face da GRÃ-BRETANHA e influenciaram os rumos de outros países. A DAMA DE FERRO, aos 65 anos, entregou sua carta de renúncia à rainha ELIZABETH II. Antes, defendeu o governo no Parlamento e impediu a aprovação de voto de desconfiança dos trabalhistas. THATCHER começou a cair quando não conseguiu quorum para vencer em primeiro turno a disputa pela liderança dos conservadores, cargo que disputava com o ministro da Defesa, MICHAEL HESELTINE. “Concluí que a unidade do partido e as perspectivas de uma vitória nas eleições parlamentares serão melhores servidos se eu renunciar”, dizia o comunicado oficial. “Nós te amamos”, disse por telefone à primeira-ministra o então presidente americano, GEORGE BUSH. Na INGLATERRA, o líder do Partido Trabalhista, NEIL KINNOCK, surgiu como um dos mais entusiasmados com o fim da era THATCHER. “Bom, muito bom mesmo Não posso fingir que não fiquei contente”, disse. Filha de um crente metodista, dono de armazém e prefeito da pequena cidade de GRANTHAM, nordeste da INGLATERRA, MARGARET HILDA ROBERTS teve uma educação metodista conservadora e uma infância austera. Formada em química na Universidade de OXFORD, estudou Direito e tornou-se advogada em 1954, dois anos depois de se casar com o empresário DENNIS THATCHER. Em 1959, conseguiu eleger-se deputada. Nomeada vice-ministra da Educação e Ciência em 1970, foi chamada de ladra de leite pelos oposicionistas por ter suprimido o fornecimento de leite grátis para os escolares menores de seis anos. Foi ainda líder do Partido Conservador até tornar-se, em 1979, a primeira mulher a chefiar o governo parlamentar britânico. A vitória britânica sobre a ARGENTINA na GUERRA DAS MALVINAS, em 1982, asseguraria à DAMA DE FERRO um novo triunfo eleitoral, que se repetiria em 1987 quando ela conquistou o histórico terceiro mandato. Sua intransigência com o IRA lhe rendeu um atentado a bomba, em 1984. THATCHER nada sofreu, mas cinco de seus guarda-costas morreram.
24 a. da inauguração de minha fotografia na Galeria de Comandantes do CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES da POLÍCIA MILITAR (CAES), em 22 de novembro de 1991. Foi a última unidade que comandei durante a minha vida profissional, esgotada no dia 14 de dezembro de 1991, por motivo de ser transferido para o Estado-Maior Especial, cessando meus trabalhos na Corporação, por não interessar ao Comando Geral, CORONEL EDUARDO ASSUMPÇÃO, que eu assumisse a Diretoria de Ensino e Instrução, já que meus pensamentos conflitavam com a cúpula da PM. Antes, quando comandava o CAES, tive de entrar em gozo de férias por infrigência dos regulamentos, feita pelo Comando Geral, com a desculpa que era pressionado pela CASA MILITAR.
24 a. falecem: o cineasta DANIEL MANN e o cineasta TADASHI IMAI, em 22 de novembro de 1991.
23 a. coalizão pró-governo vence as eleições no PERU, em 22 de novembro de 1992.
22 a. falece o ator BILL BIXBY, o doutor DAVID BANNER, da série de TV "O  INCRÍVEL HULK", em 22 de novembro de 1993.
22 a. Senado do MÉXICO aprova o “NORTH AMERICAN FREE TRADE AGREEMENT”, o NAFTA, em 22 de novembro de 1993.
22 a. falece o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, JOÃO THOMAZ RIBEIRO, em 22 de novembro de 1993. Nasceu em 16 de setembro de 1905. Esteve na Revolução Constitucionalista de 1932, sob o Comando do então MAJOR AZEREDO, do 5º BATALHÃO DE CAÇADORES (TAUBATÉ). Como 3º Sargento, foi incumbido de treinar voluntários daquela cidade. Ele denominou o pelotão de “BATALHÃO JAQUES FÉLIX”. Esteve envolvido nas escaramuças de QUELUZ, PEDREIRA, SILVEIRAS e na região do TÚNEL (FAZENDA BATEDOR). 
21 a. da compra da Banca de Jornais da Rua SANTANA DO JACARÉ, pelo Sr. FRANCISCO, em 22 de novembro de 1994. Posteriormente, o Sr. Francisco negociou a Banca com o PAULO, e, este, a vendeu a um japonês. Durante muitos anos fui freguês assíduo dessa banca de jornais.
20 a. SIMÓN PERES torna-se chefe do governo de ISRAEL, em 22 de outubro de 1995. 
18 a. promoção a CORONEL: ANTÔNIO MOREIRA SOARES DE AZEVEDO, no dia 22 de novembro de 1997. Foi ele classificado na Diretoria de Sistemas e, depois, AZEVEDO foi transferido para a reserva. O CORONEL PM JOÃO ANTÔNIO BRAZ NETO era transferido do CPA/I-2 (Região de CAMPINAS) para o Estado Maior Especial. O CORONEL PM MÁXIMO MONTEIRO DOS SANTOS FRANÇA FILHO era transferido da DAMCO (Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários) para o CPA/I-2. O CORONEL PM ISAIAS DE MELLO MASCARENHAS NETO, saia da DSist (Diretoria de Sistemas) e era transferido para a DAMCO.   
18 a. falece o jornalista, escritor e publicitário HENRIQUE MATTEUCI, em 22 de novembro de 1997.
18 a. do encontro do cadáver do vocalista da banda pop australiana INXS - MICHAEL HUTCHENCE, em 22 de novembro de 1997. Foi encontrado morto,pela manhã, num quarto de hotel de SYDNEY, na AUSTRÁLIA, enforcado com o próprio cinto. Presume-se que o cantor, de 37 anos, tenha se suicidado. Outras anotações nesta data: na manhã deste sábado aparece aqui em casa o ANDRÉ. Leva o carro SANTANA até uma oficina de escapamento para colocar argolas de borracha no escapamento do carro. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR vai também trocar essa peça de seu carro. Na biblioteca, leio o JORNAL DA TARDE. Estou sossegado neste sábado. Não tenho preocupações. Dedico-me à leitura de minhas memórias. Em 1986 era o Chefe do Estado Maior do CPA/M-1, transferido para o 2º BPChq, como tenente-coronel. Assumia esse comando em 25 de novembro de 1986. Em 1987, ainda como tenente-coronel, estava terminando o Curso Superior de Polícia. Em 1988, comandava a área centro (CPA/M-1). Em 1990, comandava o CPA/M-4, mas sofria uma perseguição doentia de um esquisofrênico comandante de policiamento metropolitano. Queria ele uma punição descabida contra um sargento. Como o TENENTE-CORONEL PM TOGNETTI achou absurda a medida, não puniu o sargento, após me consultar. Ele estava certo. O TOGNETTI era o Comandante do 2º BPMM e acatei sua decisão correta. Com isso o malfadado comandante voltou-se contra nós. Essa medida acarretaria uma queixa contra o Comandante do Policiamento Metropolitano e minha transferência do CPA/M-4 para o CPA/I-8 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO). Já em 1991, despedia-me da área de ensino da PM e, em particular, do CAES, a última unidade que comandei. Transferido do CAES para o Estado Maior Especial, aguardava o momento de pedir minha transferência para a reserva. Nos anos seguintes (1992 em diante) estava na reserva. 
Assisto, nesta noite, o jogo INTERNACIONAL (RS) 2 x ATLÉTICO MINEIRO 0; PORTUGUESA 2 x JUVENTUDE 0.   
17 a. das anotações feitas em 22 de novembro de 1998: neste domingo vamos realizar mais uma viagem a POÁ, onde minha mãe me espera. Dona ALICE DA FONSECA VENTURA completou 90 anos no último dia 19 e irá comemorar o aniversário comigo. A viagem de ônibus é cansativa. Na Estrada de SÃO MIGUEL o ônibus passa bem parar no ponto onde estou. Embarco no GUAIANAZES, tal já fiz no outro domingo. De GUAIANAZES alcanço POÁ no trem da CPTM. Dona ALICE está cuidando do almoço. A MARIZETE, minha filha, traz para minha assinatura uma procuração para a minha sobrinha SUZANA. Como advogada, ela irá cuidar das coisas deixadas pelo MÁRIO, meu filho: a moto e uma pequena conta bancária. Fico sabendo que minha prima NAIR chegou de PORTUGAL na sexta-feira, dia 20. Está hospedada na residência de seu irmão ROBERTO, em SANTO AMARO. ADALVO, MARIZETE e FELIPE vão almoçar na casa de dona ONÍLIA, mãe do ADALVO. Visita minha mãe o CABO PM RENATO VENTURA. Vamos apresentar à minha mãe, pelo dia dos 90 anos o seguinte:
Interessante é que no dia do aniversário de minha mãe sempre faço uma comparação entre ela e o sagrado pavilhão nacional. Acho que, como o símbolo augusto do País, minha mãe agasalha os filhos da mesma maneira que a Bandeira acoberta a Pátria. Já falei sobre isso num dos seus aniversários, mas nunca é demais lembrar dessa verdade. Completar NOVENTA ANOS num mundo conturbado é uma verdadeira proeza. Raras são as pessoas que têm essa felicidade, já que dona ALICE atinge os noventa anos com plena lucidez de seus atos. Desejo a ela que dessa maneira dobre os cem anos, se assim nosso BOM DEUS o desejar. É algo muito importante ter a mãe do nosso lado. Lembro nessa oportunidade de lhe dedicar alguns substantivos que, aleatoriamente, vêm ao pensamento: Amor, Riqueza de Propósitos, Saúde, Moderação, Sabedoria, Dignidade, Compreensão, Harmonia, Verdade, Capacidade de orientar seus semelhantes, Caridade, Prudência, Bom Senso, Bondade, Humildade, Religiosidade, Crença nas Coisas Boas, União. Com todo o nosso carinho, parabéns pelos seus noventa anos e que Deus a conserve em nossa companhia por muitos anos. Seu filho Mário, Lucinda, Filhos e Netos. Entrego-lhe a imagem do beato FREI SANTANA GALVÃO.
Mais tarde, quando estou deixando POÁ, o CABO PM RENATO VENTURA me conduz até a estação. Em ARTUR ALVIM, deixo o trem da CPTM e pego o Metrô. Desço na SÉ e pego o trem para TUCURUVI. Na estação ARMÊNIA, pego o EXPRESSO COCAIA.
Campeonato Brasileiro: O PALMEIRAS vence o CRUZEIRO por 2 a 1 e tem a vantagem do empate para a terceira partida (decisiva para a classificação). A PORTUGUESA empata em 0 a 0 com o CORITIBA e tem a vantagem de ir para a terceira partida com o empate.
MARTINA HINGIS vence a americana LINDSAY DAVENPORT na final do MASTERS DE NOVA YORK. A vitória também tem o sabor de vingança para HINGIS, já que ela foi derrotada por DAVENPORT na final do US OPEN.
Estou lendo mais um livro sobre o Movimento Constitucionalista. MANOEL CÂNDIDO DE ANDRADE NETTO escreveu 32 BASTIDORES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA como um romance de suspense.            
16 a. falece o ex-técnico de futebol FLÁVIO COSTA. O ex–técnico da SELEÇÃO BRASILEIRA na COPA DO MUNDO DE 1950 foi vítima de um aneurisma abdominal, aos 93 anos. O corpo foi velado na sede do FLAMENGO, na GÁVEA e enterrado no dia 23 de novembro de 1999, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no RIO. Seu primeiro clube foi o FLAMENGO, onde se sagrou campeão carioca nos anos de 1939, 1942, 1943 e 1944. Depois passou pelo VASCO. Também trabalhou no PORTO (PORTUGAL), SÃO PAULO, BANGU, CRUZEIRO, SANTOS , COLO COLO (CHILE), AMÉRICA –RJ e PORTUGUESA – RJ. Seu último clube foi o VOLTA REDONDA. Na SELEÇÃO BRASILEIRA, FLÁVIO COSTA trabalhou de 1942 a 1950 e em 1956. O técnico NELSINHO, que foi campeão com FLÁVIO COSTA no comando do FLAMENGO em 1963, prestou sua homenagem ao ex–treinador. “Foi o primeiro técnico a levar dignidade à profissão. Tinha fama de durão, mas não era. Pelo contrário, era justo. Rígido, mas justo e leal. O futebol brasileiro deve muito a ele”, afirmou.
16 a. das anotações feitas em 22 de novembro de 1999 (segunda-feira): as palestras na firma perto da CRUZ AZUL prosseguem nesta manhã com PASSOS e FERNANDO: corrupção no BRASIL e seus efeitos na segurança (envolvimento de autoridades com drogas e crimes). No caso da CPI DO NARCOTRÁFICO o investigador LUIZ ROBERTO LOPES, acusado de pertencer ao crime organizado, foi encontrado morto a tiro no Departamento de Investigações sobre Entorpecentes, em CAMPINAS.
Trabalho no “PLANO NACIONAL”. Será desencadeado em 15 de dezembro.
Encontro o senhor GERALDO FARIA MARCONDES na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lê um documento em prol do Monumento Mausoléu Soldado Constitucionalista de 32 – que deverá ser assinado pelo doutor HÉRBERT LEVY. Está ele empolgado com tal declaração, ratificando artigos da Escritura Pública do Monumento.
CORONEL PM MENDES traz exemplares do jornal EVOLUÇÃO POLICIAL, com reportagens sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o 88º Aniversário da criação do Centro Odontológico da PMESP.
Faleceu o ex-técnico da Seleção Brasileira na COPA DO MUNDO DE 1950, FLÁVIO COSTA, vítima de aneurisma abdominal, aos 93 anos. O corpo será velado na sede do FLAMENGO, na GÁVEA. 

ACONTECEU EM 22 DE NOVEMBRO DE 2000 : -    TERÇA-FEIRA
O PERU TEM NOVO PRESIDENTE: assumiu hoje VALENTIN PANIAGUA, que governará interinamente até novas eleições em julho de 2001. O Congresso do PERU destituiu o Presidente ALBERTO FUJIMORI, pelo que eles classificaram de “incapacidade moral”. No poder desde 1990, FUJIMORI foi acusado, junto com seu braço direito VLADIMIRO MONTESINOS, de dar dinheiro a um oposicionista que abandonou a situação e passou para o lado do governo. 

AUDIÊNCIA NO QUARTEL DO COMANDO GERAL com o CORONEL RUI CÉSAR MELO, Comandante Geral e Presidente Nato do CONSELHO SUPREMO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. Compareceram: o Presidente da Diretoria Executiva, Sr. GERALDO FARIA MARCONDES; o Presidente do Conselho Fiscal, MINISTRO GUÁLTER GODINHO; o Presidente da Comissão de Sindicância, CORONEL GUIMARÃES; o advogado e conselheiro da Sociedade, LUIZ SÉRGIO CARRARO; o Diretor de Comunicação Social CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES; o Secretário da Diretoria Executiva, CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA para resolver o impasse criado por REGINA CELENTANO, que andou procurando todos os Conselheiros, fazendo fofocas entre os mesmos. Além disso, difama a Sociedade VETERANOS DE 32-MMDC por onde anda. Foi exaustivamente relatado o passado dessa mulher, bem como as confusões criadas na Gestão CORONEL ARY CANAVÓ.  Nessa reunião também estava presente o Chefe de Gabinete do Comando Geral, CORONEL ALEGRETTI. O CORONEL RUI CÉSAR MELO, como Presidente do Conselho Supremo, irá notificar REGINA CELENTANO que está proibida de freqüentar a Sociedade até DECISÃO JUDICIAL.

APROVADA a juíza ELLEN GRACIE NORTHFLEET pelo Senado, a fim de assegurar o seu ingresso no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ela e a primeira mulher a chegar ao STF. A posse deverá ocorrer no dia 14 de dezembro.

PRESO RÔMULO COSTA, o maior promotor de bailes funks do Brasil e dono da equipe FURACÃO 2000. Ele estava com prisão preventiva decretada  sob  a  acusação  de  tráfico  de  drogas.

FALECEU THEODORE MONOD, explorador, naturalista e humanista francês, aos 98 anos, em VERSALHES, em decorrência de um derrame cerebral, que o deixou internado desde fevereiro de 1999. MONOD era professor do Museu de Ciências Naturais de Paris e fundador do Instituto  Francês de África Negra. Ele, que dedicou parte da vida às pesquisas na África, principalmente no deserto do Saara, escreveu mais de 15 livros científicos e filosóficos.

FALECEU O ATOR CHRISTIAN MARQUAND, aos 73 anos, em PARIS. Trabalhou com BRIGITTE BARDOT no filme E DEUS FEZ A MULHER. Seu primeiro papel na tela foi em A BELA E A FERA, de   JEAN COCTEAU.

ACONTECEU EM 22 DE NOVEMBRO DE 2001 : -     QUINTA-FEIRA
Muito calor. Isso atrapalha nossos trabalhos nesta manhã. Às 11 horas, presido a reunião dos integrantes da Entidade que soma esforços com aulas em vários lugares. Determino ao OREZ que faça um relatório das últimas conversas sobre uma operação que se cogita para substituir o plano de combate ao contrabando de cargas. Os resultados do ano passado foram deploráveis. O relatório das atividades de 2001 pode ser que saia até amanhã. A tal Comissão Organizadora do 70º Aniversário do Movimento Constitucionalista deve sair do âmbito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC por falta de meios para que possamos realizá-la. Converso, por telefone, com o CORONEL PM GUIMARÃES, vice-presidente da Diretoria Executiva, que apresenta novos nomes. Apesar de todas as dificuldades, vamos fazendo os nossos contatos.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES ainda acha que a presidência da Comissão deve ficar com ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES. No entanto, o contato com essa pessoa está demorando para ser realizado.
Retornando para GUARULHOS, vejo do ônibus EXPRESSO COCAIA as nuvens negras que denunciam uma tromba d´água na área Leste. Depois, pela TV, vejo os estragos das enchentes que causaram grandes congestionamentos, inclusive com fechamento das estações da linha LESTE-OESTE do Metrô, que liga ITAQUERA à BARRA FUNDA. Também faltou energia em vários bairros da capital.
Assisto na BANDEIRANTES o jogo FLAMENGO 2 x GRÊMIO 2 pela COPA MERCOSUL, no MARACANÃ.
Trabalho no PLANO RAINHA, vistoriando os dados operacionais de 28 de dezembro de 1998, conforme anotações em meus arquivos.  

A JUSTIÇA decretou o seqüestro dos bens e dinheiro na ilha de JERSEY em nome do ex-prefeito PAULO MALUF e seus familiares. Os depósitos girariam em torno de duzentos milhões de dólares. Também foi determinado um exame nas contas bancarias e aplicações em nome da empresa RED RUBY, da qual PAULO MALUF seria beneficiário. O cumprimento da decisão dependerá da boa vontade das autoridades de JERSEY. O ex-prefeito sempre negou ter contas no exterior.

O JORNALISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, diretor de O ESTADO entre 1927 e 1969, foi homenageado pela ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, em SÃO PAULO. Um retrato do jornalista foi inaugurado no espaço histórico da Academia. Ele foi membro da academia desde a metade da década de 40 até 1969. A cadeira de JÚLIO DE MESQUITA FILHO, após a sua morte, foi ocupada pelo também jornalista LUIZ MARTINS, que foi cronista de O ESTADO. Além de exercer a profissão de jornalista, JÚLIO DE MESQUITA FILHO atuou politicamente e era um dos grandes intelectuais de sua época. Na cerimônia, o jurista e acadêmico MIGUEL REALE ressaltou a importância que o jornalista teve na vida do País. O diretor-responsável de O ESTADO, RUY MESQUITA, esteve presente a cerimônia e foi recebido pelo presidente da entidade, o doutor ISRAEL DIAS NOVAES.

POLICIAIS-MILITARES da 3a. Companhia do 5o. BPMM mataram o adolescente RAFAEL THIAGO LEITE MOGUI, de 16 anos, filho da major reformada da PM MARGARIDA MARCIANO LEITE MOGUI, durante suposta troca de tiros na FAVELA DO PEIXEIRO, em VILA MEDEIROS, zona norte, ontem a noite. Antes de o menor ser morto, o CAPITÃO WÁLTER FERNANDES DE OLIVEIRA JÚNIOR, de 34 anos, que não estava fardado, chegou a ser agredido por moradores da favela. RAFAEL estaria armado com um revólver 38 e uma pistola 45. Uma bala perfurou o colete e feriu a barriga do PM WESLER. O menor se escondeu em um barraco, onde foi morto com quatro tiros no peito, disparados pelo CAPITÃO WÁLTER.

PREFEITO DE JALES MORRE EM ACIDENTE NA ESTRADA:- JOSÉ CARLOS GUISSO, de 48 anos, morreu às 23h20 de quarta-feira, dia 21 de novembro, em acidente no KM 579 da RODOVIA EUCLIDES DA CUNHA, no perímetro do município, a 580 quilômetros de SÃO PAULO, próximo a divisa com MATO GROSSO DO SUL.

PAQUISTÃO CORTA RELAÇÕES COM O TALEBAN:- O movimento integrista islâmico TALEBAN perdeu seu ultimo canal de comunicação com o mundo, porque o governo paquistanês fechou a embaixada que a milícia mantinha em ISLAMABAD. No começo da semana, o PAQUISTÃO já tinha ordenado ao TALEBAN que desativasse seus consulados em duas outras cidades. O governo paquistanês também iniciou a construção de uma cerca de arame farpado ao longo da parte da fronteira com o AFEGANISTÃO, para impedir que milicianos entrem no país.
 
NEGADA pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL a concessão de prisão domiciliar à apresentadora e cantora mexicana GLÓRIA TREVI, presa no BRASIL a pedido da Justiça de seu país. Os advogados insinuaram que sua gravidez aconteceu por estupro numa cela da Policia Federal de Brasília.


O PAPA JOÃO PAULO II enviou o primeiro e-mail oficial do VATICANO, usando um computador portátil para transmitir um documento as dioceses da OCEANIA, com um pedido de desculpa pelos abusos cometidos por missionários católicos contra os indígenas do Pacifico Sul.

2 002   :  -       SEXTA-FEIRA
O Comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO e os Alunos do CURSO DE HABILITAÇÃO ao QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, CHQAOPM/02, sentir-se-ão honrados com a presença de VOSSA SENHORIA e Digníssima Família na Solenidade de ENTREGA DE ESPADAS.
DATA : 22 DE NOVEMBRO DE 2002
HORÁRIO : 10:00 HORAS
LOCAL: ACADEMIA DE  POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO
                Avenida ÁGUA FRIA, 1.923  - BARRO BRANCO

                                               Ass.  JOSÉ FRANCISCO GIANNONI
                                                                   CEL PM  CMT
O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES quer ir à APMBB, mas preciso ajudá-lo nessa ida. Ele irá guiando o carro, apesar de seus 90 anos, mas deverei ensinar o caminho. No entanto, algumas coisas, pela manhã, criam um ambiente negativo: ao levantar, sinto a vista embaralhada. Preciso ficar deitado durante quase uma hora para voltar ao normal. Num ônibus lotado, consigo um lugar ao lado de uma velhinha que estava cheirando a urina, de uma maneira muito forte e isso agüento até o fim da viagem. Para atrapalhar mais o meu dia, na estação SÉ, quando embarco no metrô que vai me levar até a MARECHAL DEODORO, os dedos de minha mão esquerda ficam presos na porta, ao ser empurrado para dentro do trem. Isso me causa uma dor terrível e, caminhando até o prédio onde o Sr. MARCONDES reside é que vou melhorando aos poucos. Isso sem contar que estava chovendo, o que me obrigou a comprar um guarda-chuva de última hora.
Finalmente, de uma maneira até tranqüila, vamos chegar na APMBB. Encontramos dezenas de velhos conhecidos, principalmente tenentes e capitães, inclusive o CAPITÃO HONDA (quando ele era sargento, nos anos 80, trabalhou muitos anos conosco, no CHOQUE). O Secretário da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, vai presidir a formatura dos 60 novos tenentes do Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de um deles que é da PM do Estado do MATO GROSSO. O paraninfo da turma é o CORONEL Res. SYLVIO CAVALLI. O patrono escolhido é o falecido Tenente do Quadro de Oficiais Auxiliares, CARLOS ALBERTO FERREIRA, morto no cumprimento do dever, no ano passado. O Cmt. Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, está ao lado do SSP, bem como o Comandante da APMBB, CORONEL JOSÉ FRANCISCO GIANNONI. Notamos também as presenças do Sub-Cmt da PM, CORONEL FERNANDO PEREIRA, do Chefe de Gabinete, CELSO CARLOS DE CAMARGO; Cel. JOSÉ VASCONCELLOS FILHO; Cel. PAULO MIQUELINI FILHO; Cel. CLODOMIR RAMOS MARCONDES; Cel. JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO; Cel. LEOPOLDO AUGUSTO CORREA FILHO; Cel. JOÃO BATISTA DOS SANTOS; Cel. JOÃO ROGÉRIO FELIZARDO; Cel. TOMAZ ALVES CANGERANA; Cel. PAULO MARINO LOPES, Tenente Coronel JOEL DE AUGUSTO, Tenente Coronel FERNANDO (que trabalhou comigo no CPAM-4, quando comandei a região leste – ele era Capitão do Reservado, na época, em 1990), Tenente Coronel JOSÉ ROBERTO MARTINS MARQUES, atual comandante do 1º BPChq (que nos convida para a solenidade de aniversário do Batalhão no dia 3 de dezembro)  e muitos outros oficiais da ativa. Da velha guarda: NIOMAR CYRNE BEZERRA, GÉRSON REZENDE, JOÃO ROSA DE OLIVEIRA (nosso companheiro de CSP, que há muitos anos não o via), EURICO JOSÉ COLLA (cuja situação de saúde não é boa), VALDIR SUZANO (que está afastado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC por ter aceitado um emprego numa Prefeitura da Baixada Santista).  Da AORPM, estão presentes: Cel. Res. HERMES CRUZ, Tenente Coronel Ref. AMORIM e Capitão Ref. HÉLIO CAMILLI. Também estão presentes: Deputado Estadual tenente ref. CELSO TANAUI e deputado federal HÉLIO CÉSAR ROSAS.
Para o presidente da SOCIEDADE, essa solenidade faz-lhe bem. Quebra o mal estar criado ontem na reunião de Diretoria, pelo CORONEL Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Ele tem oportunidade de conversar com vários oficiais e quer marcar uma entrevista com o sub cmt PM, Cel. FERNANDO PEREIRA, já na semana que vem. Com o GENERAL REFORMADO FARO, de 83 anos, atual Presidente do NACIONAL CLUBE, o Sr. MARCONDES entabula uma conversação no sentido de se fazer um almoço de confraternização com a atual cúpula da POLÍCIA MILITAR. O Cel. SYLVIO CAVALLI, paraninfo da turma de formandos, expressou-se muito bem. O próprio Cmt Geral e o Secretário da Segurança Pública também fazem uso da palavra e incentivam os novos tenentes. Quase às 12 horas, vamos deixar a APMBB. Acompanho o Sr. MARCONDES no retorno ao seu lar, ensinando-lhe o caminho de volta. Hoje à tarde ele não irá à Sociedade e, quando chego na PRAÇA DA SÉ, quase às 13 horas, vou diretamente para o MMDC. Ali, estão à minha espera: MÁRIO MARGARIDO e LUZ. Depois chegam: AMÉRICO, CRISTIANO e RONALDO. Convidam-me para um almoço na Associação dos Oficiais da Reserva. Ali vamos encontrar o Cel. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e outros oficiais. 
Trato de elaborar um ofício resposta a uma documentação da DREAM FACTORY ENTRETENIMENTO, que nos pede autorização para utilizar uma parte do Parque do Obelisco para a colocação de uma enorme ÁRVORE DE NATAL. Perco algum tempo com documentos sobre PENSÃO ESPECIAL, um problema insolúvel para o MMDC.    
O Sr. MARCONDES telefona-me. Seus familiares não querem deixar “barato” os xingamentos que ele sofreu ontem. A advogada MARIA HELENA, sua sobrinha, que esteve presente à reunião, contou os lances da grosseria de ontem. Parece que irão consultar o escritório de advocacia de MIGUEL REALE para uma queixa–crime.
Ao deixar a Sociedade e alcançar a frente do Corpo de Bombeiros, tenho o prazer de cruzar com um velho companheiro do CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA, o CORONEL Ref. ANTÔNIO VALDIR GONÇALVES. Conta-me ele que os oficiais que trabalharam no antigo Serviço de Material Bélico, como o LAMENZA e o meu colega de turma, DALMIRO GOMES, reuniram-se hoje no Restaurante Anhembi para um encontro de confraternização. Isso eles fazem uma vez por ano. O ANTÔNIO diz que o Cel. DALMIRO está bem, muito embora fosse levado para o encontro através do tenente CANOTILHO, Lembramos também de vários companheiros do CSP, inclusive os bolivianos PRUDÊNCIO e FRANKLIN. Trocamos idéias sobre a condenação do Cel. EDMUNDO ZABORSKI, por ter desviado dinheiro do CSM/MM quando foi chefe daquela Unidade da Corporação. Ele foi condenado e está preso no PMRG. Já o Cel. NEWTON, também condenado por ser na época o sub chefe, está foragido.  Estamos conversando na PRAÇA DA SÉ quando surge o Cel. Ref. ANTÔNIO DE PAULA. É uma verdadeira hora da saudade.  
Como fiquei sabendo no MMDC que o Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA caiu um tombo em sua casa e se machucou, faço uma ligação telefônica para o antigo presidente da Sociedade e que se indispôs com o Sr. MARCONDES no momento da transmissão do cargo, antes do 9 de julho. Fico sabendo por ele que essa queda aconteceu já há uns vinte dias e que ele ficou internado durante dez dias. Agora está se recuperando, mas hoje mesmo esteve no hospital. A idade do Sr. PIRES atrapalha bem os seus problemas de saúde. Seu neto esteve recentemente no MMDC para tratar da papelada de transferência da PENSÃO ESPECIAL deixado pelo irmão do Sr. PIRES, o Sr. ANTÔNIO PIRES DE OLIVEIRA, que residia em CATANDUVA, falecido há uns dois meses, e foi ele que transmitiu para dona CÉLIA o que tinha acontecido com o seu avô. Esse telefonema serve também para quebrar o gelo de alguns desencontros que tivemos porque na época da eleição eu apoiei o Sr. MARCONDES, já que o Sr. PIRES não quis se candidatar à reeleição. Ele era contrário ao retorno do antigo presidente, porque ele tinha pedido demissão e depois resolveu retornar à Sociedade.
  
Em casa, recebo um telefonema do CORONEL FERNANDO PEREIRA, Sub-Cmt PM. Ele marca o encontro com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES para a próxima terça–feira, dia 26. Ligo para o Sr. MARCONDES e transmito essa notícia. Ele, por sua vez, diz que o GENERAL BUENO contou que estava na THOMPSON quando o Sr. OSVALDO, um dos diretores da empresa que cuida da reforma do Monumento–Mausoléu, recebeu um telefonema do petulante ROMEU CICCONE dando a sua versão sobre a reunião de ontem, da qual ele não participou, mas que sabia de tudo. Quem levou os dados para ele? ALEXANDRA FRANGULIS ou o Cel. PAULO TENÓRIO? Essa é a situação delicada em que se encontra a Sociedade, vítima de futricas e provocações.

Ambulantes e policiais militares entraram novamente em confronto na rua 25 DE MARÇO, no centro. Foi o quarto conflito consecutivo nesta semana. Hoje, a confusão começou por volta das 14 horas. Cerca de setenta camelôs tentaram sair em passeata e ameaçaram invadir lojas. Eles jogaram pedras e paus nos estabelecimentos, mas foram barrados pelos PMs do 7º BPMM. Os policiais voltaram a usar bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes.

DECRETADA a prisão preventiva do deputado federal RONIVON SANTIAGO, eleito pelo PPB do ACRE, acusado de aliciamento de eleitores no pleito de 6 de outubro, e do filho JOSÉ EDMAR SANTIAGO JÚNIOR, por coagir testemunhas que prestaram depoimento no processo movido contra o seu pai. Em RIO BRANCO.

RENUNCIOU ao cargo de presidente da seção paulista do PRONA a vereadora HAVANIR NIMITZ, deputada estadual eleita com a maior votação do País. Ela é acusada de ter pedido cinco mil reais como pagamento por uma vaga de candidato em seu partido.

Foi acidentado o vice–governador eleito de São Paulo, CLÁUDIO SALVADOR LEMBO; sofreu um acidente de carro em LAGOA DO CARRO, a cinco minutos da cidade de CARPINA, em PERNAMBUCO. Ele, que sofreu apenas ferimentos leves na cabeça, foi atendido no Hospital das Clínicas de CARPINA e levado para o Hospital da Polícia do RECIFE, sendo liberado em seguida.

SUSPENSO o “CORRALITO”, como ficaram conhecidas as restrições do governo argentino às retiradas de dinheiro em contas bancárias. O limite de saque era de dois mil pesos por mês, o equivalente a 571 dólares. A medida libera a partir de segunda–feira, dia 25, cinco bilhões e novecentos milhões de dólares. Em BUENOS AIRES.

“HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA” estréia hoje nos cinemas. Nada deve ao livro homônimo da escritora J. K. ROLLING. Sob a direção de CHRIS COLUMBUS, a história não tem a preocupação de apresentar personagens e se desenrola livremente. Os cenários estão mais sombrios e o mistério é maior que em “A PEDRA FILOSOFAL”. A ameaça é tão poderosa que HOGWARTS corre o risco de ser fechada para garantir a segurança dos alunos. Antes de voltar para a escola dos bruxos, HARRY recebe a visita de um elfo doméstico que alerta sobre um perigo que o espera na escola e tenta impedi-lo de voltar. É aí que a aventura tem início. Para chegar ao castelo, HARRY precisa driblar os feitiços lançados pelo elfo. Quando alunos começam a aparecer petrificados na escola, é constatado que a lendária CÂMARA SECRETA foi aberta, liberando o monstro que nela vive. O problema é que só um descendente do terrível VOLDEMORT poderia fazer isso. Para surpresa de HARRY, as suspeitas recaem sobre ele, pois o menino anda escutando vozes pelo castelo e sempre é encontrado no “local do crime”. 
 
A violenta onda de protestos contra a realização do concurso MISS MUNDO na NIGÉRIA, que há três dias sacode o País, chegou hoje às ruas da capital, ABUJA. Após as rezas de sexta–feira, dia sagrado para o ISLÃ, centenas de jovens muçulmanos armados com pedaços de pau, adagas e facas atearam fogo a carros e atacavam aqueles que consideravam suspeitos de serem cristãos. Igrejas e mesquitas foram incendiadas e lojas saqueadas. A cidade de KADUNA já havia passado por dois dias de distúrbios, mas hoje as manifestações foram mais violentas. Cerca de 105 pessoas morreram e pelo menos 500 ficaram feridas. Os organizadores anunciaram que o evento será transferido para LONDRES, na INGLATERRA. Os muçulmanos consideraram profano o desfile de beleza, marcado para 7 de dezembro, em ABUJA.

FOI ANUNCIADO pelo futuro presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA o nome do senador eleito CRISTÓVAM BUARQUE como um dos integrantes de seu ministério. Ele é cotado para assumir a pasta da EDUCAÇÃO. Em CAETÉS, PERNAMBUCO.

2 003   :   -    SÁBADO
QUARENTA ANOS DEPOIS, os EUA ainda discutem o assassinato de JOHN FITZGERALD KENNEDY e aproveitam a data para relembrar a sua vida e obra, numa espécie de saudade coletiva da época em que se sentiam tão felizes e esperançosos quanto à imagem do mais jovem presidente a ocupar a CASA BRANCA até ser assassinado em 22 de novembro de 1963. As vitrines das livrarias expõem novos livros ou reedições de velhos best-sellers sobre KENNEDY e as televisões exibem documentários, trazendo todas as imagens míticas: JOHN-JOHN fazendo continência para o caixão do pai e JACQUELINE com o tailleur rosa manchado de sangue. Uma pesquisa feita no início deste mês mostra que 74% acreditam numa conspiração e se recusam a aceitar que LEE OSWALD estava sozinho ao atirar contra KENNEDY. A rede de TV ABC usou as mais modernas técnicas de animação por computador para provar que as balas só podem ter partido da janela onde estava LEE OSWALD, no sexto andar de uma escola em DALLAS. A escola de onde LEE OSWALD atirou virou um museu, visitado por cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Numa outra escola, a poucos quilômetros do local do assassinato, o tema virou disciplina e há dez anos um professor dá um curso de seis meses chamado “NA PISTA DOS ASSASSINOS”.

Há muito SANTA CECÍLIA vinha sonhando com uma festa que desse ao bairro, no centro de SÃO PAULO, a visibilidade que ele merece. Hoje, a partir das 10 horas, o sonho começa a virar realidade graças a entidades locais, como o CONSEG e a Secretaria Estadual da CULTURA. Só que, diferente do que acontece com o cardápio de outras festividades, como a de SÃO VITO, no BRÁS, e da ACHIROPITA, no BIXIGA, onde a massa italiana reina soberana, a FESTA DE SANTA CECÍLIA tem a música como sua principal atração. Nada mais justo, já que hoje são comemorados, ao mesmo tempo, o DIA DE SANTA CECÍLIA e o DIA DO MÚSICO. A santa é considerada protetora da música e do canto sacro. A programação começa ao meio-dia, com missa dedicada aos músicos na Igreja de SANTA CECÍLIA. Após a cerimônia, haverá as atividades de lazer para as crianças e a venda de salgadinhos, churrascos, artesanato e antiguidade nas barracas na rua MARTIM FRANCISCO.

A manifestação PAZ COM JUSTIÇA, organizada por familiares e amigos dos dois jovens assassinados em um sítio de EMBU-GUAÇU, levou à avenida PAULISTA cerca de dez mil pessoas, entre elas o pai de LIANA FRIEDENBACH, parentes de FELIPE CAFFÉ e a apresentadora HEBE CAMARGO. Antes da passeata, houve um ato ecumênico na Igreja SÃO LUÍS GONZAGA.

O PALMEIRAS venceu o SPORT por 2 a 1, de virada, carimbou a faixa de campeão da SEGUNDONA  e voltou à SÉRIE A do futebol brasileiro. O jogo foi de GARANHUNS (PE). O SPORT marcou primeiro, aos 13 minutos da segunda etapa, com GAÚCHO. Na base da raça, com um jogador a menos, o VERDÃO empatou com um gol de cabeça de MAGRÃO, aos 21 minutos. EDMILSON marcou o segundo aos 32 min.
O BOTAFOGO venceu o MARÍLIA por 3 a 1 e também sobe à SERIE A do CAMPEONATO BRASILEIRO.

A polícia fez hoje a exumação do corpo do ex-diretor do Banco do Estado do PARANÁ, OSWALDO MAGALHÃES DOS SANTOS. Ele era investigado devido a um rombo de pelo menos 340 milhões reais na BANESTADO LEASING. O ex-diretor teria morrido num acidente de carro em setembro de 1998 e o corpo foi enterrado num cemitério de CURITIBA. A exumação do corpo é um pedido da CPI do BANESTADO da Assembléia Legislativa do PARANÁ. Segundo os deputados, há pontos duvidosos nos procedimentos após a morte do ex-diretor, como, por exemplo, exame da arcada dentária e exame de impressões digitais. Também faltaram fotos do carro no local do acidente. A dúvida sobre identidade surgiu durante a CPI, que investiga o desvio de dinheiro na época em que MAGALHÃES era diretor da instituição. O resultado dos exames de DNA, que podem comprovar se o corpo enterrado era do ex-diretor, deverá demorar três meses.

NECO PADARATZ conquistou o título da WORLD QUALIFYING SERIES, a divisão de acesso do surfe mundial, no HAVAÍ, depois de eliminar o austríaco TRENT MUNRO. Desde 2000, o BRASIL estava fora do ranking.
 
O diretor consultivo do jornal O GLOBO, FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA GRAELL, morreu na madrugada deste sábado, no RIO, após uma cirurgia cardíaca. Ele tinha 84 anos e trabalhava no jornal desde 1952, como conselheiro do jornalista ROBERTO MARINHO, que morreu em agosto. Desde sábado passado, dia 15, GRAELL estava internado com insuficiência respiratória provocada por problemas no coração. Ele teve de ser operado, mas não resistiu.


Mais dois atentados com carros-bomba em delegacias de polícia causaram a morte de pelo menos 18 pessoas e deixaram dezenas de feridos, no IRAQUE. As forças de resistência às tropas americanas dispararam também um míssil SAM-7 contra um avião de carga que acabava de levantar vôo de BAGDÁ. O avião retornou ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Nenhum tripulante se feriu. Os EUA vão manter pelo menos cem mil soldados no IRAQUE até 2006, segundo fontes militares, o que reflete a dificuldade de estabilização do País.
  
O presidente da GEÓRGIA, EDUARD SHEVARDNADZE, foi retirado do edifício do PARLAMENTO por guardas armados e centenas de opositores que exigiam sua renúncia. SHEVARDNADZE declarou estado de emergência e acusou a oposição de pôr em marcha um GOLPE DE ESTADO.

ASSISTO na GLOBO o filme STUDIO 54, de 1998, dirigido por MARK CHRISTOPHER, com RYAN PHILIPPE, SALMA HAYEK, NEVE CAMPBELL, SELA WARD e MIKE MYERS. Quatro jovens vivem os excessos dos anos 1970 na célebre discoteca de NOVA YORK. O filme, na verdade, é tímido e comportado diante do assunto, mas tem tanta gente bonita – com exceção de MIKE MYERS, mas ele é divertido.

Também assisto INTRIGA SEXUAL, na BANDEIRANTES. Filme de 1996, direção de KELLY CAUTHEN, com LESLIE KAY STERLING, JULIE HUGHES, FRANK GRILLO e SHEA FARRELL. Casais vivem ciranda de namoros e traições. E a situação se complica quando dois homens começam a acompanhar de perto as atividades do grupo. Durante grande parte do filme isso é uma incógnita. Até que se descobre que eles estão interessados em dar um golpe na conta bancária de um produtor de filmes, que tinha algum dinheiro guardado e procurava patrocínio para o lançamento de um filme já idealizado.

2 004:    -     SEGUNDA-FEIRA
Esqueça as heroínas sisudas, o visual da época, o sotaque italiano. Dessa vez, a atriz MARIA FERNANDA CÂNDIDO encarna uma beldade dos nossos dias. Em seu primeiro papel contemporâneo na televisão, ela será a caiçara LAVÍNIA, uma das mocinhas da próxima novela das seis. “COMO UMA ONDA”, que estréia hoje na GLOBO. De fato, será uma mudança e tanto. Desde que conheceu o sucesso na telinha há cinco anos, a atriz fez duas novelas e duas minisséries de época – “TERRA NOSTRA”, “ESPERANÇA”, “AQUARELA DO BRASIL” e “UM SÓ CORAÇÃO”. Sua personagem será uma respeitada senhora casada que desperta o desejo dos pescadores da aldeia onde vive. Mesmo tendo como principais características o bom humor e o otimismo, a vida de LAVÍNIA não será nada fácil. Mulher de AMARANTE (KADU MOLITERNO), ela vive com ele e sua filha JÚLIA (MAYTÊ PIRAGIBE), de quem ficou grávida quando ainda era uma adolescente. Seu marido, apesar de não ser pai da criança, sempre a apoiou e, juntos, vivem uma relação de respeito e união. Fiel ao marido, LAVÍNIA driblará com facilidade o assédio do mulherengo insistente PEDROCA (TATO GABU MENDES). Tudo segue às mil maravilhas até que uma tragédia quase a derruba. Logo no início da novela, seu marido AMARANTE desaparecerá no mar debaixo de um forte temporal.  Na opinião da atriz, LAVÍNIA será capaz de recuperar o bom astral e a vontade de viver, justamente por já ter passado por um grande sofrimento misterioso no passado. “Não sei quanto tempo vai levar para ela superar essa tragédia, mas acredito que isso vá acontecer, porque ela terá a novela inteira pela frente”, torce a atriz MARIA FERNANDA CÂNDIDO.
 
Nesta segunda-feira é aberta no Centro Empresarial de SÃO PAULO a primeira exposição de PEDRO ERNESTO DE LUNA. A mostra vai até sexta-feira, dia 26 e reúne 27 telas, entre elas o SACIPURU, uma bem-humorada paródia de ABAPORU, de TARSILA DO AMARAL.

Ainda nesta manhã faço algumas correções no projeto do Estatuto novo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, por volta das 13 horas, estou conversando com a funcionária MÔNICA, no MMDC, com o intuito de agilizar a assinatura do EDITAL DE CONVOCAÇÃO, por parte do presidente, que mostrou boa vontade no sábado, durante a conversa telefônica. Deixo também um disquete com o projeto do estatuto. Acontece que a funcionária liga para o Sr MARCONDES e esse demonstra estar alheio ao fato. Novamente faço uma ligação telefônica para o presidente dizendo que tudo está pronto e só falta a sua assinatura. Fica de comparecer amanhã na Sociedade. Está difícil entender o presidente. Será que os 92 anos estão lhe pesando? É bem possível.
Os oficiais do MMDS saem para dar as aulas costumeiras. Fica comigo somente o GESOFATO, que hoje está sem função. Assisto parte do filme TRÓIA, em DVD, na sala de recreação.
Por volta das 15:30 horas, novamente passo pela Sociedade e torno a falar com a funcionária para aprontar tudo para amanhã, pois o Sr MARCONDES deverá comparecer no MMDC, conforme ele me prometeu. No entanto daqui para frente só acredito depois da assinatura do presidente no EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Ainda deveremos cuidar da publicação no DIÁRIO OFICIAL e no jornal “O ESTADO”.
Retorno cedo para casa. MARLENE aprontou pastéis de palmito. Ela está pintando as janelas de casa, bem como a grade de madeira que separa minha biblioteca do quintal. Faço uma ligação para o CORONEL MENDES. Ele se encontra no velório do seu amigo maçom PAULO MÁRIO MOTE, que adquiriu um câncer que o liquidou em três meses. Era sócio do MMDC, tendo recebido a medalha PEDRO DE TOLEDO. Recordo-me que no 9 de julho de 2003, depois da solenidade no IBIRAPUERA, almoçamos com o MOTE no LELLIS TRATTORIA CAMPINAS (MENDES, TAKAHABE, HUMBERTO, MOTT e eu). PAULO MÁRIO MOTE residia na VILA ROSÁLIA, em GUARULHOS, e me conduziria até minha casa, mostrando toda a sua gentileza e amizade. Essa doença deixou o MENDES abalado logo que soube que o MOTE estava condenado. Por diversas vezes comentou isso comigo.  Explico ao MENDES o que está se passando na Sociedade. Esse problema da ASSEMBLÉIA GERAL para aprovação do novo ESTATUTO é algo que vem atormentando a nossa cabeça por causa do presidente, relutante em assinar o documento, com medo de cometer um erro.

O BANCO BRADESCO inaugurou as novas instalações da agência BOM CLIMA-URBANA GUARULHOS, agora em novo endereço: Rua WALDIR AZEVEDO, 20, em frente à BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA. O gerente JOÃO LÚCIO DONIZETI DA SILVA explicou que o espaço que havia na avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA já não mais comportava a agência, que atende primordialmente o comércio local, prestadores de serviços e pessoas físicas. No novo prédio, foi possível ampliar a área de auto-atendimento, bem como o número de caixas e harmonizar o trabalho dos gerentes de cada especialidade, com mais conforto e funcionalidade para o trabalho.
  
Cerca de 500 internos das unidades 3, 40 e 41 da FEBEM da VILA MARIA se amotinaram por volta das 9 horas. O movimento foi iniciado durante o café da manhã. Os adolescentes subiram no telhado para negociar, mas a tensão foi controlada. No final da tarde, 128 internos da unidade 41 voltaram a se rebelar, ateando fogo em colchões e roupas de cama. Eles fizeram pelo menos sete reféns, que só foram libertados às 22 horas. Agredidos pelos rebelados, todos foram levados ao PS TATUAPÉ.  A TROPA DE CHOQUE entrou na unidade às 18:30 horas e libertaram os reféns.

Parentes do empresário MIGUEL GONÇALVES MARQUES, de GOIÂNIA, desaparecido há 10 anos em acidente aéreo em SÃO SEBASTIÃO, no litoral norte do Estado, confirmaram que os destroços encontrados na sexta-feira, dia 19, no bairro de TOQUE TOQUE GRANDE são mesmo do bimotor SÊNECA que transportava MARQUES e outras cinco pessoas. Estiveram no local as filhas do empresário e ainda SAYOMA ROCHA COELHO, filha do casal ANTÔNIO e MARIA ROCHA COELHO, que também estavam na aeronave. As ossadas encontradas no local vão ser encaminhadas para perícia. A aeronave foi descoberta no dia 19 de novembro por um mateiro. Ela estava desaparecida desde outubro de 1994. O avião sumiu durante um vôo entre CURITIBA e RIO DE JANEIRO.
A bancária MÁRCIA APARECIDA DE PAULA, de 25 anos, mãe do bebê ELVIS DE SOUZA, de dois anos, encontrado morto em uma caçamba de lixo no domingo, teve a prisão temporária decretada por 30 dias. O juiz ALEX TADEU MONTEIRO VILENOVSKI, do Departamento de Inquéritos Policiais (DIPO), achou estranha a história contada à polícia por MÁRCIA, de que o filho foi afogado em uma grande pia por quatro homens que a seqüestraram. Laudo preliminar da perícia revela que ELVIS não tinha água nos pulmões, o que derruba a versão do afogamento.

A Justiça de SÃO SEBASTIÃO arquivou o inquérito que investigou o acidente com um helicóptero do grupo PÃO DE AÇÚCAR, que caiu no mar, próximo à praia de MARESIAS, em 27 de julho de 2001. Morreram no acidente o piloto do helicóptero, RONALDO JORGE RIBEIRO, 43 anos, e a modelo FERNANDA VOGEL, 20, então namorada de JOÃO PAULO DINIZ, herdeiro do grupo empresarial, que sobreviveu. A decisão foi do juiz da 2 ª Vara Criminal da cidade, LUIZ ANTÔNIO CARRER, e atende a parecer do promotor FERNANDO CÉZAR DE ALMEIDA. Para o promotor, o resultado da investigação policial isenta de qualquer responsabilidade pela queda do helicóptero os dois sobreviventes – DINIZ e o co-piloto da aeronave, LUIZ ROBERTO DE ARAÚJO CINTRA. A decisão também inocenta DINIZ e CINTRA da acusação de terem omitido socorro às outras vítimas – o piloto e a modelo sobreviveram ao choque com o mar, mas morreram afogados enquanto tentavam nadar até a praia.

PRESO o brasileiro IVAN MENDES MESQUITA, um dos traficantes mais procurados pelos EUA. Ele foi capturado quando desembarcava de um avião bimotor carregado com 260 quilos de cocaína, no PARAGUAI.
   
A polícia acredita ter solucionado o assassinato do vice-prefeito de IBIÚNA, ARMANDO GIANCOLI FILHO, com a prisão de dois suspeitos, hoje, em CAUCAIA DO ALTO, em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO. Após uma acareação entre três suspeitos, DIEGO DE MOURA mudou seu depoimento anterior e confessou ter atirado no vice-prefeito porque ele o reconheceu.

A visita do presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, ao BRASIL, trouxe poucos resultados concretos, mas antecipou uma dura negociação bilateral. Contrariando as expectativas do Governo brasileiro, PUTIN não anunciou o fim do embargo às importações de carnes bovina, suína e de frango. Mas o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA não deixou por menos: durante uma conversa reservada, afirmou que o BRASIL apóia o ingresso da RÚSSIA na Organização Mundial do Comércio, desde que sejam eliminadas as cotas aplicadas há um ano às carnes brasileiras e de outros exportadores. A passagem relâmpago de PUTIN pela capital brasileira – durou menos de 24 horas, após a extensa agenda de reuniões no CHILE e o atraso de duas horas no almoço oferecido pelo presidente LULA no ITAMARATY – cujo cardápio verde-amarelo incluía camarão flambado na cachaça, filé com pimenta verde e souflê de goiaba com nuvem de catupiry mas pecou pela carne e batatas frias – não tirou o bom humor do visitante e anfitrião.

A auditoria KPMG decidiu criar um comitê de credores do BANCO SANTOS, atendendo a pedidos de investidores e de grupos que têm dinheiro a receber da instituição que está sob intervenção do BANCO CENTRAL desde o dia 12 de novembro. Os objetivos do comitê são principalmente discutir saídas para reduzir os prejuízos de seus representados e, em última instância, buscar alternativas para impedir uma eventual liquidação do banco.

MÔNICA, CEBOLINHA, CASCÃO e MAGALI acabam de ganhar uma nova amiguinha. Nesta segunda-feira chegou às bancas a primeira história da TURMA DA MÔNICA com a personagem DORINHA, uma deficiente visual. O cartunista MAURÍCIO DE SOUZA pretende passar noções de inclusão para os leitores. No sábado, dia 20, ele apresentou a personagem durante o TELETOM, maratona televisiva beneficente que arrecadou dezesseis milhões de reais para a AACD.

O suíço ROGER FEDERER venceu, na madrugada, o australiano LLEYTON HEWITT e conquistou o título da MASTERS CUP, em HOUSTON. O bicampeonato consagrou o que o suíço número 1 do mundo classificou como um “ano mágico”. Foram onze títulos, incluindo três de GRAND SLAM (ABERTO DA AUSTRÁLIA, WIMBLEDON e ABERTO DOS EUA), feito só alcançado pelo sueco MATS WILANDER em 1988. “A verdade é que é muito difícil explicar tudo o que consegui este ano. Acho que não podia terminar de melhor maneira o ano, ainda mais ao superar um rival da classe de HEWITT”, comemorou FEDERER.

O lançamento nos EUA de um videogame que permite aos jogadores assassinar JOHN F. KENNEDY, morto em 22 de novembro de 1963, em DALLAS, causou mal-estar, principalmente entre a família KENNEDY. O jogo chegou às lojas hoje, planejadas para coincidir com o 41 º aniversário da morte de KENNEDY. O game foi concebido para demonstrar que um atirador sozinho tinha plenas condições de matar o presidente americano – uma das muitas questões que fazem parte das teorias de conspiração que cercam o caso até hoje.
A morte de JFK sempre provocou controvérsias. Centenas de livros, filmes e documentários tentam desmentir ou comprovar a versão oficial levantada pelo governo americano, de que apenas LEE OSWALD teria meticulosamente planejado e executado o atentado que vitimou o presidente dos EUA.
   
A GLOBO apresenta nesta noite “REFÉM DO SILÊNCIO”. Filme de 2001, dirigido por GARY FLEDER, com MICHAEL DOUGLAS, SEAN BEAN, BRITTANY MURPHY, JENNIFER ESPOSITO. Quando sua filha é seqüestrada, psiquiatra aplica tratamento de emergência numa paciente em estado catatônico para chegar aos criminosos. A garota BRITTANY desempenha excepcional atuação como a paciente que, no fundo de sua mente conhece quem são os assassinos de seu pai e o terrível segredo que guarda há dez anos. Muita ação e intensidade durante todo o desenrolar do filme. MICHAEL DOUGLAS, como sempre, faz mais um trabalho digno de elogios.
Q51/2 21318G215/ (14)
 
2 005:  -   TERÇA-FEIRA
GUARDE SILÊNCIO SOBRE SEUS DRAMAS PESSOAIS, MAS NÃO FAÇA ISSO PARA ATORMENTAR-SE INTIMAMENTE, E SIM PARA GANHAR TEMPO E PROCESSAR COM MAIOR TRANQÜILIDADE O QUE, NO FUTURO, SE DEMONSTRARÁ COMO O MELHOR QUE PODERIA TER ACONTECIDO.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECÇÃO DE SÃO PAULO
Dia 22 de novembro
9 horas – O Serviço Militar Obrigatório – Exército Brasileiro
CORONEL ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI JÚNIOR – Chefe do Estado Maior do Comando da 2 ª Região Militar
10h 10 – Inquéritos e Acidentes dos Fatos de Navegação e Atuação do Tribunal Marítimo
Doutor MARCELO DAVID GONÇALVES – Juiz do Tribunal Marítimo
11h15 – Debates. 

Começa a surtir efeito o “e-mail” que passei ontem para o CARNIDE. Recebo um telefonema do GINO. Diz ele que entrou em contato com GERALDO FARIA MARCONDES e o mesmo está indignado com o comportamento da FARAH SERVICE. Pede o GINO para que eu ligue para o Sr MARCONDES. Faço isso em seguida. Explico-lhe o que está acontecendo. Acrescento também a situação do restauro do Monumento-Mausoléu, onde consta que não foi feita a impermeabilização do espelho d´água. Desde o início de nossas conversas com o GENERAL BUENO, a primeira coisa a ser feita seria justamente essa impermeabilização. O Sr MARCONDES pede-me cópia do Termo de Declarações prestado na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Para isso, entro em contato com o doutor ROMAGNOLI. Este, diz que fará isso tão logo tenha um tempo. As coisas começam a se complicar com a reforma que a FARAH SERVICE teria feito no Monumento-Mausoléu.
Começou em casa, desde ontem, um mutirão para arrumar a garagem, dando-lhe um aspecto melhor para as festas de fim de ano. MARCELO, MARLENE e PAULO CÉSAR estão limpando as grades, tirando a tinta velha, a fim de dar uma nova pintura. O MARCELO pintou ontem algumas das telhas.

Quando chego no MMDS, por volta das 13 horas, fico sabendo que o CORONEL MENDES quer falar comigo desde 10 horas. Mas não consigo contato com o seu celular. Entre os oficiais presentes está o TENENTE ÂNDERSON, filho de um dos mais antigos oficiais que prestaram serviço para a nossa Entidade, o TENENTE LUÍS.

Por volta das 14:30 horas, encontro na Sociedade o presidente e o vice. O GINO e o MENDES conversam sobre a situação criada com a FARAH SERVICE. Depois, chega uma notícia que a FARAH encaminhará para o MMDC a quantia de três mil reais, como tinha prometido. Por outro lado, discutimos sobre o restauro do Monumento-Mausoléu, que, segundo noticias, deverá chegar ao fim em dezembro. Mas há muitas dúvidas. O MENDES sai um pouco mais cedo, pois tem outro compromisso. Permaneço na Sociedade com o presidente até 16:20 horas.
Quando chego em casa, converso com LUCINDA sobre o problema de POÁ. Logo mais, telefona-me o ADALVO. Diz ele que o CARLOS está apressando os papéis da compra de minha parte para resolver isso ainda nesta semana. Manda-me, por “e mail”, duas fotos (uma, de POÁ antigo, e a outra, de meu tio RENATO VENTURA).

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA reiterou hoje que o ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI, fica no cargo. Ao deixar um congresso de agricultura familiar, LULA sorriu ao ser indagado de “o capeta vai pegar PALOCCI” (ele acabava de assistir a uma apresentação teatral amadora do bem – o socialismo – contra o capeta – o capitalismo). “Ele está mais firme do que nunca”, respondeu LULA. Os dois haviam chegado a um acordo na noite de ontem. PALOCCI disse que seria melhor deixar o governo, mas LULA apelou para que ficasse. O ministro exigiu algumas condições e um acordo foi fechado: o superávit fiscal (economia para pagar juros) deverá ser elevado de 4,25% do PIB para 4,6% a 4,7%. É menos do que os 6,1% que têm sido economizados na prática, mas mais do que pretendia a ministra da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF. PALOCCI depôs hoje na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e disse que continua ministro enquanto LULA achar que está agradando. O mercado financeiro teve grande volatilidade hoje, acompanhando o depoimento de PALOCCI. No início do dia, a  Bolsa chegou a cair 2,05%; no fim da tarde, fechou em alta de 1,22%. O risco país bateu nos 350 pontos, para fechar em 346 pontos, em queda de 0,29%. O dólar teve alta de 1,08% e fechou em R$2,247.

Seis policiais militares são suspeitos de torturar um mecânico na zona leste da Capital, em janeiro deste ano, durante operação para prender traficantes de drogas na região. Sem passagens pela polícia, O.S., de 34 anos, que trabalhava em sua oficina no dia da abordagem, denunciou à Corregedoria da PM dois cabos e quatro soldados informando que os homens fardados o agrediram com tapas, socos, coronhadas e choques elétricos, além de o xingarem. São investigados e devem ser denunciados pelo Ministério Público os cabos ROBERTO DOS SANTOS OLIVEIRA, EDWARD LAMARTINE SOARES e os soldados ELISIER CEBALLOS, GERILSON SOUZA DOS SANTOS, ARILDO APARECIDO DO AMARAL e VALDIR DE SOUZA CABRAL, todos do 2º BPMM, sediado na PENHA, zona leste. Eles foram reconhecidos pela vítima por meio de fotos – negam a violência e sustentaram à Corregedoria PM que apenas fizeram operação de rotina.

Pelo menos 55 pessoas ficaram feridas e 61 adolescentes fugiram durante uma rebelião no Complexo TATUAPÉ da FEBEM, sendo que 49 foram recapturados. O conflito começou quando 309 internos das unidades 19,20 e 39 tentaram uma fuga em massa por volta das 11:30 horas. Foi a 34ª rebelião esta ano na FEBEM, 18ª no Complexo do TATUAPÉ. Duas presas da penitenciária feminina, que fica ao lado do complexo, também iniciaram uma fuga na mesma hora. Professores que trabalham na FEBEM disseram ter visto uma delas pular para dentro do complexo. Ambas foram pegas. Por volta das 13:30 horas, o complexo foi invadido por tropas de choque e pela Cavalaria da PM. Armamento não letal, como bombas de gás lacrimogêneo, foram utilizados para conter os menores. 

Uma crise de ciúmes terminou em tragédia, na madrugada desta terça-feira, em A.E. CARVALHO, na zona leste de SÃO PAULO. O soldado do 11º BPMM (LIBERDADE), VANDIR SEVERINO DE SOUZA, de 46 anos, foi morto pela mulher EVA MARIA CARDINO, de 41 anos. Depois de matar o marido com um tiro na nuca, EVA atirou na parte frontal da própria cabeça. O casal tinha três filhos, de 18,13 e 8 anos, que estavam em casa no momento do crime. O filho mais velho, BRUNO CARDINO DE SOUZA, contou à polícia que a mãe estava em depressão profunda e tinha ciúme do pai. “Naquela noite, a mãe pediu para o garoto mais velho cuidar dos irmãos mais novos se alguma coisa acontecesse a ela e a VANDIR”, disse o delegado SÉRGIO LUÍS DA SILVA, titular do 64º DP (A.E. CARVALHO). Quando VANDIR chegou do trabalho, por volta da uma hora, EVA esperou que ele fosse ao quarto do casal no andar superior da casa, um sobrado da rua JOÃO CÂNDIDO DE LIMA, 398. Eles não discutiram. Quando ficou de costas para a mulher, VANDIR foi atingido por um disparo na nuca. O PM caiu deitado na cama, de frente para a porta do quarto. Ela desceu, contou a BRUNO que matara seu pai, voltou ao quarto, atirou na cabeça e caiu na cama, ao lado do corpo do marido. VANDIR era PM desde 1982 e fazia “bicos” para aumentar a renda da família. Isso deixava a esposa EVA, que era dona-de-casa, com ciúmes. “Conversamos com vizinhos e eles disseram que as brigas do casal eram freqüentes”, disse o delegado. Os dois filhos mais novos do casal dormiam no momento do crime. Eles acordaram com o som dos disparos e entraram em estado de choque. O caçula foi avisado da morte dos pais no começo da tarde por uma equipe de psicólogos da PM. Dois revólveres calibre 38 foram encontrados no local do crime. A polícia acredita que a arma do crime seja a que VANDIR usava no dia-a-dia, de propriedade da PM. O outro revólver era dele e também será analisado. 
    
O agente ALESSANDRO NUNES PEREIRA, do DEIC, teve a prisão temporária decretada hoje, acusado de envolvimento no seqüestro e morte do traficante LUÍS FERNANDO RIBEIRO, o “FÊ”, que participou do roubo de 164,7 milhões de reais do BANCO CENTRAL de FORTALEZA (o maior do país) em 7 de agosto. Ele é o segundo policial preso como suspeito no crime. “Se DEUS não sabia que entre os 12 apóstolos havia um traidor, como é que eu poderia saber que no meu departamento tinha um bandido?”, disse o diretor do DEIC, GODOFREDO BITTENCOURT, ao comentar o fato.  Além dos dois, a polícia espera prender um comerciante da zona sul, um advogado e um bandido. Um PM também está sendo investigado. “Acreditamos que pelo menos sete ou oito pessoas participaram do seqüestro”, disse o diretor do DEIC. Os policiais presos negam participação no crime.  

O jornalista NÉDSON LANZINI foi condenado nesta terça-feira, pela Justiça Federal da cidade catarinense de CHAPECÓ a indenizar a FUNAI em cinqüenta mil reais. Motivo: ele escreveu um artigo pedindo que mudassem o símbolo do time do CHAPECÓ. O símbolo é um índio. Trechos: “O índio(...) é a figura melancólica do fim de uma raça (...) não estranha que tenhamos tantas derrotas (...) troquem o símbolo da CHAPECOENSE. Pode ser até um veado (...) mas não um índio”.

Uma rebelião na FEBEM de SÃO PAULO, nesta terça-feira, deixou 34 funcionários feridos e causou a morte do adolescente JONATAN VIEIRA ANACLETO, 17 anos. Ele caiu do telhado da unidade rebelada (TATUAPÉ) durante o motim e sofreu traumatismo craniano.

A alegria de DANIELA MERCURY por ter sido escolhida para participar do concerto de Natal do VATICANO durou pouco. Nesta terça-feira ela recebeu a notícia do cancelamento de sua participação no evento. O VATICANO vetou a presença da cantora porque, no início deste ano, DANIELA participou da campanha do Ministério da Saúde pelo uso da camisinha no Carnaval. Na ocasião, ela gravou uma versão do samba “COM QUE ROUPA”, de NOEL ROSA. Por meio de sua assessoria, DANIELA reiterou o respeito pela Igreja Católica e negou que pretendesse entregar uma camisinha ao PAPA BENTO XVI.

A polícia prendeu uma quadrilha internacional acusada de traficar cocaína pura colombiana, denominada CABALERO NEGRO – considerada a mais cara do mundo, chegando a custar cem mil dólares o quilo em países como a CHINA. Entre os presos estavam um holandês, dois colombianos e um brasileiro. Além de 22,5 quilos da droga, policiais do DENARC encontraram também prensa e máquinas exclusivas para fazer cápsulas de borracha, normalmente engolidas pelas “mulas” (pessoas contratadas para levar droga para o exterior no intestino).

O roqueiro PETE DOHERTY, ex-namorado da modelo KATE MOSS, internou-se na mesma clínica no ARIZONA na qual ela ficou por três semanas para tratar de dependência química. PETE DOHERTY faz uso de crack e cocaína. Essa foi a condição imposta por KATE para retornar o namoro. 

2 006    :     -   QUARTA-FEIRA
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, PELA SUA PRESIDENTE, PROFESSORA DOUTORA NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, TEM A HONRA DE CONVIDAR V. S ª E FAMÍLIA PARA A MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS NO DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2006, ÀS 10 HORAS, NA SUA SEDE.
CELEBRANTE: PADRE CÉSAR AUGUSTO DOS SANTOS
ORGANIZAÇÃO MUSICAL: MAESTRO GUALTIERI BELONI FILHO; VOZES: MADRIGAL CANTARES.

DIÁRIO DE SÃO PAULO DE 22 DE NOVEMBRO DE 2006 PUBLICA:
JUSTIÇA ACATA DENÚNCIA CONTRA CARLA
Ex-namorada do CORONEL UBIRATAN é acusada de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
O juiz ALBERTO ÂNDERSON FILHO, do 1º Tribunal do Júri de SÃO PAULO, aceitou ontem a denúncia do Ministério Público contra a advogada CARLA CEPOLLINA, acusada da morte do CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES. ÂNDERSON FILHO já marcou para 5 de fevereiro, às 14:30 horas, o primeiro interrogatório. CARLA é acusada de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou defesa à vítima.
O juiz também intimou CARLA a apresentar seu passaporte italiano, que ficará depositado em juízo até os jurados decidirem o futuro dela. A ex-namorada do coronel tem dupla cidadania e havia entregue à polícia só o passaporte brasileiro.
Em seu despacho, o magistrado afirma que “a denúncia está formalmente em ordem e, por isso, deve ser recebida para que, em regular instrução do processo, o titular da ação penal (MP) possa demonstrar os fatos por ele alegados e confrontadas outras provas”.
A advogada LILIANA PRINZIVALLI, mãe de CARLA, não quis comentar a situação da filha. “Ele (juiz) fez o que tinha de fazer. Está no direito dele”, disse, com voz embargada. CARLA nega o crime. 

Pela manhã, LUCINDA estraga o dia. Ela sabe das dificuldades financeiras que estamos passando por causa de dívidas realizadas em virtude das reformas das casas que compramos no início do ano. Recebe todos os dias uma quantia para os gastos e, ainda pede mais dinheiro. Não tendo de onde tirar, fico aborrecido com isso, pois já aconteceram inúmeras vezes. A situação em casa não é boa. PAULO CÉSAR ainda aguarda a “inauguração” do salão para poder trabalhar. Não quer nada com o serviço. Está com 26 anos, mora em casa, tem um filho de quatro anos e sua pretensa “esposa” que aguarda a solução para essa situação tão lamentosa. A avó protege sempre o neto e isso o estragou durante todos esses anos. Não tem carteira assinada, não estudou, tem o futuro comprometido por amor demais da avó que o protegeu para estragá-lo. Além de outros pormenores bastante desagradáveis, o único que cuida de colocar dinheiro em casa sou eu. Acontece que LUCINDA foi avançando nos recursos financeiros, comprometendo os vencimentos futuros. Isso me azeda o dia.
Não tenho vontade de trabalhar no MMDS. Deixo tudo por conta do MÁRIO MARGARIDO. Passo uma tarde descontrolada na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Como é dia do encontro, estamos com o GINO, CORONEL PM MENDES, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, ALDO, NACLÉRIO e Professora MARIA ODETE.
Acertamos o horário para irmos amanhã até o 2º BPE, em OSASCO, onde em cerimônia deveremos ser condecorados com a MEDALHA HERÓIS DO BRASIL.
De LIMEIRA, chega o seguinte documento:

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO
CMSE – CMDO 2ª RM
TIRO-DE-GUERRA 02-020 LIMEIRA
“EXÉRCITO BRASILEIRO, ATIRADOR E CIDADÃO MESMA MISSÃO – SERVIR”
Ofício Esp TG 03/06                                 Limeira, 10 de novembro de 2006.

      Ilmo Sr Cel MÁRIO FONSECA VENTURA
  
      Cumpro o honroso dever de comunicar que o comando do TIRO-DE-GUERRA 02-020 LIMEIRA, e ouvido o Comando da STG/ 2º REGIÃO MILITAR, tem a satisfação de, após criterioso estudo e análise de vosso trabalho, dos princípios de cidadania e ética a serviço da causa do Exército Brasileiro, conceder-lhe o certificado de AMIGO DO TIRO-DE-GUERRA.
      “O Comando do Tiro de Guerra 02-020 Limeira, tem a honra de conceder a Vossa Senhoria o CERTIFICADO DE AMIGO DO TIRO-DE-GUERRA, criado para enaltecimento do Exército Brasileiro na cidade de Limeira, certificado de caráter perpétuo a quem, seguiu, segue e seguirá a senda firme nos ideais pétreos, de liberdade, igualdade e fraternidade, crentes nas causas sagradas de cidadania, ética e fidelidade a democracia de nossa Pátria”.
        Certo que este ato materializa a gratidão do TIRO-DE-GUERRA 02-020 LIMEIRA, pelos relevantes serviços prestados, receba nosso fraterno cumprimento e cordiais protestos de elevada estima e respeitosa consideração.
         Saúde e felicidade,
_________________________________________
JOSÉ AMANTINO BORCK MONROE –
1º Sgt Chefe de Instrução“TIRO-DE-GUERRA – ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”

Também recebemos uma mensagem do CORONEL PM Res RICARDO JACOB comunicando a data e o horário em que o MAJOR OLÍMPIO será diplomado deputado estadual, na Assembléia Legislativa, juntamente com o Governador, vice, senador, deputados federais e estaduais. A solenidade está marcada para 10 horas do dia 19 de dezembro. Após conversar com os companheiros que vieram hoje à tarde na Sociedade, saio por volta das 16:30 horas. O calor está forte e uma gripe está pronta para me atacar.

Ex-senador e ex-ministro da Justiça do período militar, JARBAS PASSARINHO criticou a abertura de processo contra militares “décadas depois da LEI DA ANISTIA”. Ele qualificou de “ódio ideológico” o sentimento que leva ex-presos políticos e seus familiares a recorrerem à Justiça. PASSARINHO foi um dos presentes no evento de ontem em defesa do CORONEL Ref do Exército CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, ex-comandante do DOI-CODI que é processado na 23 ª Vara Cível de SÃO PAULO sob acusação de comandar ações de tortura. “Ousam tentar manchar a reputação de um soldado exemplar para servir ao ódio ideológico”, disse PASSARINHO, ao discursar no encontro. “Seus acusadores, esses sim, são militantes de um partido comunista que tem ainda hoje em STALIN seu herói. Um tirano que por quase 30 anos matou ou mandou assassinar milhões de pessoas de seu próprio povo por terem ousado discordar de sua figura sinistra”. “Eles mentem, difamando. A história, ao revés, prova que eles, sim, são violadores cruéis dos direitos humanos”, prosseguiu o ex-ministro.

Já no começo do seu discurso, PASSARINHO, também coronel, declarou ter recebido com “honra excelsa” a missão de “saudar um patriota, que a mentira, a difamação e a calúnia, arma dos covardes, intenta retratar como um réprobo”.

 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA praticamente fechou hoje uma coalizão com o PMDB. Após mais de duas horas de reunião, LULA entregou ao presidente nacional do partido, deputado MICHEL TEMER, uma proposta com sete pontos, batizada de “agenda mínima de coalizão”. Os compromissos são de fazer reformas política e tributária, adotar uma política econômica que garanta crescimento mínimo de 5% ao ano no PIB e criação de um conselho político composto por partidos da coalizão para acompanhar ações do governo. 


A GUARDA CIVIL METROPOLITANA prendeu um soldado da POLÍCIA MILITAR suspeito de se passar por investigador do DEIC para roubar um comerciante. O PM VALDO LEONCIO DE LIMA foi preso em flagrante, na esquina das ruas GALATEA e JOSÉ BERNARDO PINTO, na VILA GUILHERME, após um assalto que teria ocorrido duas horas antes em ITAPEVI, GRANDE SÃO PAULO.
Um taxista e um comerciante foram abordados por dois homens que ocupavam um PÁLIO branco quando chegavam a ITAPEVI. Armados, eles teriam se apresentado como policiais do DEIC e dito que a mercadoria que o comerciante transportava no veículo seria apreendida. O PM VALDO teria assumido a direção do táxi após mandar o taxista para o banco do passageiro, enquanto o comerciante era obrigado a seguir no PÁLIO com o outro homem. No caminho, teriam parado no estacionamento de uma loja para trocar as mercadorias de carro.
Os dois homens trouxeram as vítimas para a Capital. O comerciante foi deixado em frente ao DEIC, na zona norte, e o homem que dirigia o PÁLIO fugiu com as mercadorias. Já o PM teria deixado o táxi com o dono, próximo ao CENTER NORTE, e seguido a pé. O taxista foi à inspetoria da GCM da região relatar o suposto roubo e apontou a direção em que o suspeito teria tomado.
Detido pouco depois, o PM VALDO se identificou e negou envolvimento no crime. A PM foi chamada e conduziu VALDO à delegacia e depois ao presídio ROMÃO GOMES, onde ele está preso.

Baleada na cabeça por um assaltante, ANA CRISTINA VASCONCELLOS GIANINNI JOHANPETER, de 58 anos, ex-mulher de GERMANO GERDAU, vice-presidente do GRUPO GERDAU, morreu hoje à noite no Hospital MIGUEL COUTO, no RIO DE JANEIRO. Ela sofreu uma tentativa de roubo por volta das 20 horas, no cruzamento entre a Rua GENERAL SAN MARTIN e a Avenida AFRÂNIO DE MELO FRANCO, no bairro do LEBLON. ANA CRISTINA levou um tiro próximo ao nariz e a bala saiu pelo alto da cabeça.

“Os sofrimentos do jovem WERTER”, primeiro romance de sucesso do escritor alemão JOHANN WOLFGANG VON GOETHE e obra que inspirou suicídios à época de seu lançamento na EUROPA, em 1774, foi encontrado no quarto de GABRIELA MURATT, de 13 anos.
É o maior indício da influência arrebatadora que ela sofria de seu professor de piano, MARCOS MARONEZ JÚNIOR, de 31 anos, de quem ela gostava. A avaliação é da tia da garota, a psiquiatra MAYRA MURATT, de 45 anos. “Que força tem o ego de uma menina frente a um adulto? Essa influência dele sobre ela ficou bem patente depois do acontecido, quando foi encontrado no quarto dela esse livro, certamente dado por esse abusador”, afirma ela. “Isso não é um livro que uma adolescente de 13 anos leia por acaso”, acrescenta ela.
Os corpos do professor e da aluna foram achados em um quarto de motel de PORTO ALEGRE no último domingo, dia 21. Cada um tinha uma arma na mão. Até onde se sabe, a polícia trabalha com duas hipóteses para o episódio: a de pacto de morte entre os dois e a de que MARONEZ tenha atirado em GABRIELA e depois cometido suicídio.

Milhares de libaneses acompanharam hoje o cortejo fúnebre do ministro da Indústria do LÍBANO, PIERRE GEMAYEL, cujo assassinato – atribuído por seus aliados à SÍRIA – ameaça trazer à tona a violência sectária que arrasou o país durante a guerra civil (1975-1990). O enterro está previsto para amanhã. GEMAYEL, líder político cristão contrário à influência da SÍRIA no LÍBANO, foi morto a tiros na terça-feira por três homens desconhecidos. Em sua homenagem, o governo libanês decretou três dias de luto e cancelou as comemorações do dia da independência do país. Seu corpo, levado de um hospital, em BEIRUTE, para BIKFAYA, sua cidade natal, foi recebido com chuva de arroz por uma multidão. 


Nesta quarta-feira nasceu JOHAN RILEY, segundo filho da modelo alemã HEIDI KLUM com o cantor SEAL. O menino nasceu em LOS ANGELES e é irmão de HENRY, de cinco anos, e de LENI, fruto do relacionamento de HEIDI com o italiano FLÁVIO BRIATORE.

22 DE NOVEMBRO DE 2007   :    -    QUINTA-FEIRA
Saindo de casa no horário das 7 horas, para estar uma hora depois da sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, com a finalidade de ir para o 2º BPE, em OSASCO, vou passar contrariedade num ônibus lotado, que enfrenta terrível congestionamento na VIA DUTRA e na MARGINAL TIETÊ. Resultado: chego no MMDC às 8:30 horas, onde encontro o GINO e seu filho ALDO preocupados com a minha demora. Já até haviam telefonado para casa.
Uma viatura do quartel leva-nos para o batalhão comandado pelo TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR, que receberá o título de CIDADÃO OSASQUENSE. No quartel, encontramos o CORONEL JAIRO, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Guerra Mundial e vários pracinhas da FEB. Muitas outras pessoas comparecem nesta manhã no 2º BPE. O MENDES não está conosco porque tem outras atividades no GRANDE ORIENTE.
No anfiteatro do quartel instala-se a sessão solene da Câmara Municipal de OSASCO sob a presidência do vereador OSVALDO VERGÍNIO DA SILVA. A mesa dos trabalhos é organizada com a chamada do vereador ANTÔNIO APARECIDO TONIOLO, proponente da concessão do título de Cidadão Osasquense ao TENENTE-CORONEL FALCÃO; TENENTE-CORONEL ILDEFONSO BEZERRA FALCÃO JÚNIOR; CORONEL FERNANDO DA SILVA MAGALHÃES, presidente da Sociedade Amigos do 2º BPE, ex-Comandante da Unidade; ALBERTO JABUR, da SOABPE e LUIZ CARLOS DE ALMEIDA PRADO, empresário.  Entre os presentes: CORONEL PM Res HOLLYWOOD GARCIA DE MARINS, Doutor CARLOS ALBERTO AUGUSTO FRACAROLLI, TENENTE-CORONEL JOÃO RUFINO DOS SANTOS; 2º TENENTE GALDINO; HENRIQUE CÉSAR MENDES, ROSELY DE MIRANDA, JAIRO JUNQUEIRA DA SILVA, JOSÉ ALBERTO FERREIRA DA SILVA, OSVALDO GREGÓRIO JÚNIOR, MILTON FRANCISO GABRIEL, PEDRO CALIXTO, ANTÔNIO RIBAS PAIVA, JOSÉ EDUARDO FERREIRA, MOACIR NUNES PINTO, JOÃO FERREIRA DE ALBUQUERQUE, VIRGÍLIO CARVALHO, LAURO PEREIRA DIAS, DANIEL SPÓSITO, e muitos outros convidados.
Procede-se a leitura da concessão do título, falam várias autoridades, principalmente o vereador TONIOLO e ALBERTO JABUR. Com emoção, o TENENTE-CORONEL FALCÃO faz o agradecimento pela honraria. É entregue o título ao Comandante do 2º BPE. Encerra-se a sessão da Câmara Municipal.
Um almoço será servido nesta tarde. GINO, ALDO e eu não ficamos para o almoço face compromissos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
A viatura do 2º BPE leva o GINO e seu filho até a casa deles. Vou ficar no MMDC, onde me encontro com o CORONEL MENDES. Conversamos sobre esse ato solene em OSASCO. Vamos agora dedicar ao expediente da Entidade. Almoço com alguns oficiais, inclusive com DAMIAN que apresenta MATEUS, seu filho, com apenas uma semana de vida.
Recebemos a visita do 3º SARGENTO TARCÍSIO CÂNDIDO DE AGUIAR, Chefe da Relações Públicas da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera. Ele está interessado em oferecer uma medalha de uma Academia da qual faz parte. Encaminho-o para o Secretário das Medalhas da Sociedade, CORONEL MENDES, que está no GRANDE ORIENTE.   
Deixo o MMDC. Vou ao GRANDE ORIENTE, a fim de me encontrar com o CORONEL MENDES. Grande movimentação na maçonaria. Como Chefe de Gabinete do GRÃO-MESTRE, meu colega tem de se desdobrar. Um pouco depois das 18 horas, vamos para a Assembléia Legislativa. O MAJOR OLÍMPIO, deputado estadual, proporciona um ATO CÍVICO para defender sua proposta de promoção do CAPITÃO PM MENDES JÚNIOR ao posto de CORONEL. Vamos nos encontrar com muitos amigos: CORONÉIS SILAS BORDINI DO AMARAL, TURESSI, NIOMAR CYRNE BEZERRA, RICARDO JACOB, FARAH, ROBERTO MENDES. O tempo faz um estrago tremendo no físico das pessoas. O NIOMAR está se apoiando numa bengala, envelhecido, uma imagem pálida daquele oficial que trabalhou conosco nos anos 1970. O FARAH, então, parece estar grávido de uns seis meses, ostentando uma barriga fora do normal. Na verdade, todos os amigos sofreram a passagem implacável do tempo. Às vezes até me assusto com as minhas imagens atuais. 
Com a abertura do ATO CÍVICO, assim fica constituída a Mesa de Trabalhos: CAPITÃO CONTE LOPES (deputado estadual), CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA, ADAUTO MENDES (irmão do CAPITÃO MENDES JÚNIOR), CORONEL PM Res LUIZ CARLOS DOS SANTOS (presidente da Associação dos Oficiais da PMESP), CORONEL PM Ref HERMES BITTENCOURT CRUZ (presidente da AORRPM), CORONEL PM ANTÔNIO DOS SANTOS ANTÔNIO (Assessor Militar da Assembléia Legislativa), SARGENTO PM JEFFERSON PATRIOTA (presidente da Associação dos Deficientes da PMESP), JESOFATO VERNIN (presidente da AIPOMESP), CABO CESÁRIO (presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PMESP), JOÃO BATISTA NETO, desembargador HENRIQUE NELSON CALANDRA e o nosso CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Atrasado, chegaria o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, aclamado como primeiro suplente do Partido e que, nos próximos dois meses, poderá ocupar uma cadeira na Câmara Federal, na vaga deixada por CLODOVIL FERNANDES.
MAJOR OLÍMPIO abre os trabalhos. Tanto ele como os oradores que se seguiram, explicam a necessidade de promover o herói da PMESP ao posto de CORONEL PM. Há 37 anos, MENDES JÚNIOR se imolou para que seus comandados fossem soltos pelo bárbaro LAMARCA. CORONEL ARY CANAVÓ, FRANCISCO GIANNOCCARO e uma dezena de amigos estão prestigiando esse ato cívico. Todos estão convictos de que MENDES JÚNIOR deve ser promovido a CORONEL. Mas fica uma dúvida para mim: porque os coronéis da ativa não vieram? Muitos outros da reserva, que deveriam estar nesta noite na Assembléia, principalmente os da turma do MENDES JÚNIOR, também se esquivaram a essa obrigação.
No regresso, quando o CORONEL MENDES vai me deixar na ARMÊNIA, já passando das 22 horas, comento com ele esse pouco caso dos oficiais que deveriam lutar pela promoção do herói brasileiro e, em especial, de nossa Corporação.

Em casa, embora seja tarde da noite, vou ler a carta publicada no ESTADÃO:
HERÓIS DE 32
Agradecemos ao amigo José D´Amico Bauab as palavras de sua carta de 20/11 a respeito da Copa FPF – HERÓIS DE 32, acrescentando que no domingo, 25/11, na Rua Javari, o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Gino Struffaldi, entregará o troféu ao time vencedor do jogo Juventus x Linense. É uma justa homenagem a Friedenreich, Patuska, Del Nero e tantos outros jogadores que em 1932 lutaram pelo ideal de direito – alguns deles, a exemplo de Fernão Sales, derramaram seu sangue em prol da constitucionalização do País. Faltam hoje homens da estirpe dos Heróis de 32.

SUZANE VON RICHTHOFEN e os irmão DANIEL e CRISTIAN CRAVINHOS tiveram a pena reduzida em 6 meses, hoje, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Os desembargadores da 5ª Câmara de Direito Criminal extinguiram a punição por fraude processual por entenderem que o delito já estava extinto na época do julgamento. “É a mesma coisa que, em vez de atirar uma pessoa do 20º andar, jogar do 19º, diz o defensor de SUZANE, MAURO OTÁVIO NACIF.
O advogado esperava que a turma anulasse o julgamento de primeira instância, em que SUZANE e DANIEL foram condenados a 39 anos e 6 meses e, CRISTIAN, a 38 anos. Mas os desembargadores não aceitaram a tese de crime continuado, que transformaria as mortes de MANFRED e MARÍSIA em um só caso – a exemplo do que ocorreu com MATEUS DA COSTA MEIRA, o maníaco do shopping. Outro argumento foi o de que um dos quesitos estava mal formulado, deixando os jurados em dúvida. NACIF diz que entrará com recurso no Superior Tribunal de Justiça.

O ministro das Relações Exteriores, WALFRIDO DOS MARES GUIA, deixou o cargo, após ser denunciado pelo procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, por envolvimento no mensalão mineiro – o esquema de Caixa 2 usado em 1998 na campanha do PSDB de MINAS. Com a saída de MARES GUIA assume o ministério o deputado JOSÉ MÚCIO, líder do governo na Câmara. No total, o procurador-geral denunciou quinze pessoas, atribuindo responsabilidade maior a MARES GUIA e ao senador EDUARDO AZEREDO, que na época era governador e concorreria à reeleição. De acordo com SOUZA, o esquema montado em MINAS incluía o empresário MARCOS VALÉRIO, também denunciado, e serviu como “origem e laboratório” do mensalão petista. Pelas contas do procurador, pelo menos 3,5 milhões de reais de recursos públicos foram desviados para a campanha de AZEREDO. MARES GUIA é citado 50 vezes nas 80 páginas da denúncia.

Numa nova tentativa de pôr fim à ousadia do traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, gerente de seus negócios mesmo preso na Penitenciária Federal de CAMPO GRANDE, em MATO GROSSO DO SUL, cerca de 300 policiais federais deflagraram hoje uma grande operação de combate ao tráfico de armas e de drogas. Onze pessoas ligadas diretamente ao bandido, grande parte com laços de parentesco, foram presas no RIO, PARANÁ, SÃO PAULO e MATO GROSSO DO SUL. Elas são acusadas de movimentarem os negócios de BEIRA-MAR, levando e trazendo recados do bandido. No complexo de favelas de BEIRA-MAR, em DUQUE DE CAXIAS, lojas, distribuidoras de gás e lan houses compradas por BEIRA-MAR com o dinheiro das drogas foram fechadas.

A elevação ao cardinalato de d. ODILO PEDRO SCHERER, arcebispo de SÃO PAULO, provocou uma revoada de parentes, amigos e políticos a ROMA neste fim de semana. Mais de 40 convidados – entre os quais o prefeito da Capital, GILBERTO KASSAB, e o prefeito de TOLEDO, no PARANÁ, JOSÉ CARLOS SCHIAVINATO – assistirão à entrega de insígnias aos 23 novos cardeais que BENTO XVI nomeou em 17 de outubro. O governador JOSÉ SERRA, também convidado, informou que está inclinado a ir, mas ainda não confirmou sua presença.

Um telefonema do presidente venezuelano ao comandante do Exército da COLÔMBIA levou o país a pôr fim à mediação de HUGO CHÁVEZ para a troca de guerrilheiros presos por reféns das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC). O governo colombiano fez o anúncio na noite de quarta-feira, dia 21, em BOGOTÁ, ao mesmo tempo em que CHÁVEZ se vangloriava de seu papel de mediador, num discurso a cerca de 50 mil manifestantes diante do PALÁCIO MIRAFLORES, em CARACAS.

Após nove dias de greve, os ferroviários franceses decidiram hoje voltar ao trabalho. De acordo com a Confederação Geral dos Trabalhadores, maior sindicato do país, a decisão foi tomada para dar chance à negociação com o governo. “É só a forma de ação que está mudando, a determinação dos ferroviários continua a mesma”, disse o sindicalista DANIEL TOURLAN.  

Morreu hoje, em LAUSANNE, SUÍÇA, o coreógrafo e bailarino francês MAURICE BÉJART, aos 80 anos. Ele tinha sido hospitalizado no dia 16, pela segunda vez, para um tratamento renal e cardíaco. Deixou cerca de 250 balés. Apesar de saúde frágil, BÉJART supervisionava cotidianamente as atividades de sua companhia, especialmente o novíssimo balé “A VOLTA AO MUNDO EM 80 MINUTOS”, que deverá estrear no dia 20 de dezembro em première mundial em LAUSANNE, depois vai a PARIS, em fevereiro, e segue para turnê mundial.
Nascido no dia 1º de janeiro de 1927 em MARSELHA, FRANÇA, MAURICE BERGER (que mais tarde adotaria, em tributo a MOLIÈRE, o sobrenome da esposa deste, ARMANDE BÉJART) era filho do filósofo GASTON BERGER. Estudou filosofia, mas abandonou os estudos para se dedicar à dança, descoberta quando tinha 14 anos por conselho do seu médico, “para fortificar seu corpo franzino”.
Seguiu-se uma formação clássica em LONDRES e PARIS e ele assinou sua primeira coreografia em 1952. Em 1955, iniciou sua revolução ao montar “SYMPHONIE POUR UM HOMME SEUL” (1955), com os pais da música concreta, PIERRE HENRY e PIERRE SCHAEFFER. A música de tornava física, sensual, mas houve resistência da dança tradicional e BÉJART achou melhor se auto-exilar em BRUXELAS, onde montou com impacto sua “SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA”, no THÉÂTRE ROYAL DE LA MONNAIE (TRM).
Um ano mais tarde, fundou a companhia BALÉS DO SÉCULO XX (LES BALLETS DU XXème SIÈCLE). Suas coreografias, montadas em um ritmo rápido na capital belga antes de partirem em turnê pelo mundo, tornaram-se rapidamente sucesso. Entre as realizações, estão BOLERO (1960), LA IXème SYMPHONIE DE BEETHOVEN (1964), ROMEU E JULIETA (1966), MISSA PELOS TEMPOS PRESENTES (1967) e MALRAUX (1986). J.C.VIOLA montou no BRASIL, com grande sucesso, NIJINSKY, O PALHAÇO DE DEUS (1971). Em outubro de 2003, ele rendeu homenagem a FELLINI no balé CIAO FEDERICO.
Sua influência é imensa. Foi mestre e colaborador da alemã PINA BAUSCH e das brasileiras LAURA PROENÇA e MARCIA HAYDÉE. BÉJART veio algumas vezes ao BRASIL, a partir de 1963. “Você sabe que fiz um balé em 1957 para minha companhia, a então BALLET THÉÂTRE DE PARIS, com música de VILLA-LOBOS?” Disse ele ao ESTADO em 1997. “Chamava-se L´ÉTRANGER”. Mantinha uma tradição: doava a uma instituição que cuidava de pacientes com aids, em cada país que visitava, uma parte da sua renda pessoal nos espetáculos. 
Em BARROCO DEL CANTO, balé concebido especialmente para o BRASIL, o coreógrafo usou figurinos criados por GIANNI VERSACE e inspirados nas cores dos pássaros da AMAZÔNIA.
Abriu seu balé em LAUSANNE, na SUÍÇA, em 1987, e depois também abriu escolas em DACAR e BRUXELAS. O imperador japonês HIROITO lhe deu a comenda da ORDEM DO SOL LEVANTE (1986), o rei belga BALDUÍNO o nomeou GRAND OFFICIER DE LA COURONNE, e a Academia Francesa de BELAS ARTES o admitiu em 1994.

22 DE NOVEMBRO DE 2008      :      -     SÁBADO
Na semana que se encerra tive um trabalho intenso em preparar o relatório anual da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC por imposição da Prefeitura, na salvaguarda do título de utilidade pública municipal. As minhas lutas para expansão do MMDC são contrariadas por pessoas da própria Sociedade que vêem fantasmas na criação de uma entidade similar. A idéia inicial era a criação de núcleos, como de fato aconteceu na LAPA, em GUARULHOS e SÃO MIGUEL PAULISTA. Houve uma certa relutância por parte dos presidentes do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal que ofereceram a contradição do Estatuto, que nada fala a respeito. Surge então a idéia de se construir uma organização nova. Isso fica difícil e a Sociedade continua nessa triste realidade de pobreza e falta de infra-estrutura adequada. Há momentos que dá para desanimar.
Aproveito o sábado para reflexão. Um convite tentador para ir trabalhar em FEIRA DE SANTANA surgiu nos últimos dias. Isso está me fazendo balançar. Teria de abandonar muita coisa. Aos quase 72 anos de idade isso é algo para se pensar muito. Talvez até problemas de saúde me impeçam de me aventurar num passo desses.
Passo grande parte do sábado envolvido com minhas memórias e meus arquivos. Somente na noite é que surge um momento para esquecer tudo. LUCINDA combinou nossa ida até o local onde a MARLENE trabalha. Assim é que, por volta das 20:30 horas, no carro do NELSON, vamos com ele e SORAYA até o. Mais tarde também vão para lá a KÁTIA e o IAGO. MARLENE conseguiu reunir violeiros já conhecidos dos outros lugares onde ela já trabalhou para uma roda deles. Músicas sertanejas são do agrado da LUCINDA, que passa uma noite de deslumbramento. Ela bem merece, pois a sua labuta diária em casa é algo estafante. É um ambiente diferente do que normalmente estou acostumado. Vejo que meu trabalho na Sociedade é de seriedade e que requer uma dose de desprendimento. Já o ambiente onde MARLENE trabalha oferece divertimento. Mas acredito muito que tudo não passa de ilusão. Não é a realidade. A descontração é o único motivo de nossa permanência nesta noite que LUCINDA adora. Além de rever músicos antigos, ela e o NELSON são homenageados por terem completado seus aniversários recentemente.

O “bando de louco” não se intimidou com a forte chuva em SÃO PAULO, e lotou o PACAEMBU. Cantou cheio de orgulho seu repertório de músicas, pulou, gritou e, na despedida de casa do CORINTHIANS na Série B, novamente comemorou uma vitória: uma réplica da estréia, quando fez  3 a 2 no CRB, em 10 de maio, com dois gols de HERRERA. Hoje, o argentino voltou a balançar a rede duas vezes, em outro triunfo por 3 a 2, agora em cima do também festivo AVAÍ.
Apesar de ambos os times já estarem com acesso garantidos na elite nacional, o clima em campo não foi só de festa. Nervosos, os jogadores protagonizaram dois lances de confusão, um em cada tempo; o pior, na fase final, acabou com troca de socos entre MARQUINHOS e MORAIS, mais ELIAS e BATISTA. CHICÃO, no fim, também levou o cartão vermelho.
Foi o último jogo do time titular da Série B – o CORINTHIANS ainda encara o AMÉRICA-RN, em NATAL, no próximo sábado, mas apenas com reservas. Para o torcedor, o fim de uma experiência desagradável e que ele nunca mais pretenda que se repita.    

O SANTOS vai para a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro ainda preocupado com a Série B. O time da VILA BELMIRO poderia ter garantido matematicamente a permanência na Série A, hoje, em CURITIBA. Mas não só continua com o fantasma do descenso a lhe assombrar como também sofreu sua pior goleada na temporada: 5 a 1 para o CORITIBA,  com direito a quatro gols do atacante KEIRRISON.
A PORTUGUESA fez sua torcida sofrer hoje à noite no CANINDÉ. Ficou só no 0 a 0 com o GOIÁS e só por um milagre escapará da queda para a Série B. Com 37 pontos, terá de vencer os últimos dois jogos e torcer contra os rivais. No RIO, o ATLÉTICO PARANAENSE arrancou um empate por 2 a 2 com o BOTAFOGO e agora, com 42 pontos, ficou mais longe da ameaça do descenso. 

A mãe da estudante de 18 anos que passou 41 horas dentro de uma tubulação de esgoto após ser violentada, disse que a filha chegou a pensar que não fosse escapar viva. “Ela pensou que seria o fim dela e que nunca mais se encontraria com sua família”, contou hoje a costureira de 44 anos, após passar a noite com a jovem, que continua internada no Hospital Geral de FERRAZ DE VASCONCELOS. O ex-caseiro UELTON FERREIRA CANTANHEDE, de 40 anos, identificado como o homem que abusou da jovem e a enterrou viva, continua foragido.

O feriado da CONSCIÊNCIA NEGRA é o argumento do ex-prefeito CELSO PITTA para não ter sido encontrado em casa na sexta-feira, dia em que foi procurado pela polícia por causa da dívida de cerca de 100 mil reais referente ao atraso de cinco meses no pagamento de pensão alimentícia à ex-mulher, NICÉA CAMARGO DO NASCIMENTO. Na quarta-feira, dia 19, o juiz FRANCISCO ANTÔNIO BIANCO NETO, da 5ª Vara da Família de São Paulo, decretou a prisão de PITTA, que já é considerado foragido.
Ele nega. “Fui procurado bem no feriado e, como boa parte da população, viajei para fora da cidade”, explica o ex-prefeito, que, no entanto, não quis revelar onde estava quando telefonou ao jornal. Irritado, PITTA disse que não concorda com o valor de mais de 20 mil reais da pensão e já havia entrado com pedido na Justiça de revisão para 5 mil, pois está separado há cerca de dez anos de NICÉA e constituiu outra família.
Segundo seu advogado, REMO BATTAGLIA, a renda de PITTA caiu muito depois que ele foi preso em 8 de julho na OPERAÇÃO SATIAGRAHA, da Polícia Federal. “Ele presta serviços de consultoria econômica, mas ficou com a imagem arranhada e perdeu muitos trabalhos. Por isso não consegue pagar a pensão”. 

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA manifestou hoje ao presidente do EQUADOR, RAFAEL CORREA, “profundo desagrado” com a atitude do colega equatoriano, de submeter a uma arbitragem internacional a decisão de dar um calote de 597 milhões de dólares no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESP).
CORREA ligou para LULA às 10 horas, na tentativa de se explicar, mas não encontrou boa vontade do brasileiro. Horas depois, em seu discurso semanal à nação, o presidente equatoriano relatou a conversa com LULA e voltou a usar tom confrontador: “Nós não claudicaremos em seguir defendendo os interesses do país”.

Consternou profundamente a velha guarda do JORNAL DA TARDE a notícia do falecimento, hoje, do jornalista JOSÉ PESSOA DE CARVALHO, conhecido também por NICODEMUS PESSOA. O PESSOINHA, como os colegas o chamavam, desaparece aos 71 anos. Era um companheiro de fácil comunicação e sabia transformar o colega em amigo, pela sua maneira de ser. O diretor geral de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão – jornalista FERNANDO MITRE – que trabalhou muito tempo com ele na redação do jornal, disse: “Era um jornalista de grande sensibilidade, com texto brilhante; um excelente pesquisador, com experiência em diversos órgãos de imprensa, além de ser um pauteiro criativo, inquieto e brilhante. Pesquisador da Literatura de Cordel, chegou a publicar diversas pesquisas em revistas e jornais.” O jornalista JOSÉ NÊUMANE PINTO, chefe dos editorialistas do JORNAL DA TARDE, é natural da cidade de SANTA RITA, em JOÃO PESSOA, região açucareira, pertencente aos grandes usineiros. Ali nasceu também o jornalista PESSOINHA, do qual NÊUMANE declara: “O jornalista JOSÉ PESSOA DO NASCIMENTO escrevia muito bem, possuía bom coração e ra de excelente convívio. O filho de sua ex-mulher – dona MARIA AUXILIADORA – DORINHA – TIAGO, era muito amado por ele, como se fosse o próprio filho”. O jornalista JOSÉ MARIA MAIRINK fala de PESSOINHA com carinho, dizendo: “Veio nos anos 60 para o Sudeste, onde fez sua carreira profissional. Trabalhou em BELO HORIZONTE, RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO, tendo passado pelos jornais ÚLTIMA HORA, CORREIO DA MANHÃ, JORNAL DA TARDE e O ESTADO DE SÃO PAULO, do qual foi colaborador. Escreveu também na revista CAROS AMIGOS. Repórter de política, atuou como assessor em várias campanhas eleitorais em SÃO PAULO. Foi professor de jornalismo na Faculdade OBJETIVO, da Universidade Paulista (UNIP). Ótimo professor, até hoje é lembrado pelos seus ex-alunos.” O jornalista LAERTE FERNANDES disse que PESSOINHA era um jornalista talentoso e de rara sensibilidade.

O australiano MARK WEBBER, da RED BULL, quebrou a perna direita hoje ao bater em um carro quando participava de uma competição beneficente de ciclismo na TASMÂNIA. A organização da prova informou que ele permanecerá três dias no hospital, onde passou por cirurgia para colocação de um pino na perna, mas que passa bem.

Ao menos dez indígenas morreram, e vários estão desaparecidos, após a erupção do vulcão NEVADO DEL HULLA, na COLÔMBIA. O fenômeno afeta principalmente as reservas indígenas localizadas entre os municípios de INZÁ e BELALCÁZAR. As autoridades não puderam chegar às partes mais altas do vulcão, porque o mau tempo impediu que helicópteros do Exército com ajuda chegassem.
Um ex-chefe de polícia argentino que era acusado de violações de direitos humanos durante o regime militar no país, cometeu suicídio em frente às câmeras de TV. MARIO FERREYRA, o MALEVO, deva uma entrevista ao vivo ao canal de TV e cabo CRÓNICA TV quando policiais cercaram sua casa, na localidade de SAN ANDRÉS, na província de TUCUMÁN, com uma ordem de prisão. FERREYRA estava em pé sobre a caixa d´água, no telhado da casa. Ele vestia uma camisa preta e um chapéu de caubói. Quando a polícia chegou, ele sacou uma arma e se matou com um tiro na cabeça.

2 009       :        -        DOMINGO
JOÃO GOMES deu uma melhorada no visual da hemeroteca. Foram introduzidos alguns quadros num painel construído por ele, logo na entrada. Também estou começando a arquivar o mês de fevereiro de 2008, possibilitando maior espaço na biblioteca.
Como levanto cedo neste domingo dá para organizar minha papelada e a digitalização de minhas memórias.

Manifestantes cariocas “expulsam de campo” o presidente do Irã
Por Victor Grinbaum
RIO - Cerca de 1500 pessoas compareceram a um protesto na Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, contra a visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, marcada para segunda-feira, dia 23. Com bandeiras do Brasil e cartazes, os manifestantes pediam ao presidente Lula que “explicasse ao convidado” o valor de conceitos como a democracia, a liberdade religiosa e sexual e a igualdade racial. O ato foi convocado por diversos grupos ligados a entidades de defesa dos Direitos Humanos e contra a discriminação. Grupos étnicos e religiosos, como judeus, ciganos, baha’is, evangélicos e umbandistas, além de gays, feministas e até um casal de muçulmanos também participaram da caminhada, que percorreu cerca de mil metros da orla, sob um forte sol.
SobreviventesGritando palavras de ordem, os manifestantes usaram de bom humor para reprovar o convite feito pelo Governo Federal ao polêmico líder. Com apitos e cartões vermelhos, eles “expulsaram” Ahmadinejad, cujas declarações de que o Holocausto – matança de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial – “não passa de um mito”: “O presidente do Irã deve ter uma família. Eu não tenho. Perdi a minha, cerca de 60 pessoas, no Holocausto. Como ele pode dizer que isso não existiu?", perguntava-se Aleksander H. Laks, 82 anos e sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia. Com uma estrela amarela cozida na altura do coração, ele explicava: “Há 60 anos atrás eu fui obrigado pelos nazistas a usar isso. Hoje estou aqui, usando novamente essa estrela, mas como um ato de coragem”. Outro sobrevivente do Holocausto, Elias Mendel Braun, levou sua própria foto de quando era vítima das perseguições nazistas na Europa. Muitos dos presentes exibiam bandeiras de Israel, país que segundo Ahmadinejad deveria ser “varrido do mapa para sempre”. Um grupo de percussionistas do Afoxé Filhos de Ghandi ditou o ritmo da caminhada, que foi benzida com água de cheiro por mães de santo de grupos de candomblé. Ao lado deles, representantes do Grupo Arco-Iris, de defesa dos diretos dos gays, animavam os presentes com palavras de ordem e músicas. Ao final da manifestação, uma grande gaiola contendo centenas de balões de gás foi aberta, representando a libertação das liberdades e conceitos reprimidos pelo regime teocrático iraniano.
CAMPEONATO BRASILEIRO: O SÃO PAULO temia uma derrota para o BOTAFOGO e ela se confirmou: 3 a 2. Mas o time não perdeu a liderança graças ao empate sem gols do FLAMENGO com o GOIÁS. O sétimo título nacional pode vir na próxima rodada caso os concorrentes FLAMENGO, INTERNACIONAL e PALMEIRAS percam seus jogos e o TRICOLOR vença.
Os tropeços dos líderes deram esperança de título até para PALMEIRAS e INTER, que já estavam descartados da luta pela taça. Se o time alviverde precisa de recuperar depois de perder para o GRÊMIO (2 a 0) e estacionou nos 59 pontos, os gaúchos conseguiram uma vitória importante no MINEIRÃO: bateram o ATLÉTICO MINEIRO por 1 a 0 e pularam para a terceira colocação, com a mesma pontuação dos palmeirenses. O SÃO PAULO tem 62 pontos e o FLAMENGO pulou para 61. ATLÉTICO MINEIRO e CRUZEIRO somam 56 e ainda têm chances matemáticas de título, desde que vençam os dois jogos e todos os rivais percam.
Também é complicado apontar quem vai ser rebaixado. O SPORT já não tem mais condições matemáticas de permanecer na SÉRIE A, mas os demais candidatos ao descenso ainda lutam. NÁUTICO (3 a 2 contra o CORINTHIANS), BOTAFOGO (3 a 2 contra o SÃO PAULO), SANTO ANDRÉ ( 4 a  no AVAÍ) e FLUMINENSE (3 a 0 sobre o SPORT), venceram.

CACÁ BUENO nem precisou vencer hoje no Autódromo de TARUMÃ, em VIAMÃO (RS), para conquistar o tricampeonato de STOCK CAR com uma etapa de antecedência. O piloto carioca chegou na terceira posição, atrás do vencedor LUCIANO BURTI e do segundo colocado POPÓ BUENO. CACÁ já fora campeão em 2006 e 2007, antes de ser derrotado na disputa do ano passado por RICARDO MAURÍCIO.

BRASIL goleia a SUIÇA: TETRA EM DUBAI, no futebol de areia. O jogo na fase de classificação havia sido difícil, com placar até apertado (4 a 2). Hoje, brasileiros e suíços voltaram a se enfrentar na final da COPA DO MUNDO de Futebol de Areia da FIFA, em DUBAI, e desta vez a vitória verde e amarela foi de goleada, por 10 a 5.

Temporais voltaram hoje a provocar estragos e a desalojar família no RIO GRANDE DO SUL. Os municípios do oeste, sudoeste, noroeste e centro do Estado foram os mais atingidos. Em 12 horas, cidades como SANTA ROSA, SÃO LUIZ GONZAGA e FREDERICO WESTPHALEN registraram volumes de chuva superiores a 110 milímetros, próximo do esperado para o mês inteiro. Em algumas áreas, como em ROSÁRIO DO SUL, houve alagamento de zonas ribeirinhas. O RIO SANTA MARIA transbordou e invadiu 400 residências.
Os moradores tiveram de buscar abrigo em casas de parentes e amigos ou nos salões oferecidos pela prefeitura.
Em CURITIBA, ventos de 70 km/h derrubaram árvores e destelharam casas. O município de ALMIRANTE TAMANDARÉ foi o mais afetado. Os bombeiros encontraram dois corpos às margens do Rio IGUAÇU, em ARAUCÁRIA.

O desabamento de parte da estrutura de um camarote durante show da banda CHICLETE COM BANANA, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, deixou pelo menos 60 pessoas feridas, hoje de madrugada. Duas das vítimas tiveram ferimentos graves – uma, fraturas expostas no fêmur, e outra, lesão na coluna. A advogada SIMONE LAURINO, de 33 anos, teve trauma na coluna e foi transferida para o Hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO. Outro ferido, um publicitário de 30 anos que preferiu não ter a identidade revelada, seguiu para o Hospital 9 de Julho, na capital. O fêmur direito sofreu três fraturas e deverá passar por cirurgia para colocação de pinos.

Mais sete traficantes do RIO chegaram hoje ao presídio federal de segurança máxima de CAMPO GRANDE (MS). A transferência, pedida pela Secretaria de Segurança Pública, foi autorizada pela Justiça. Eles passarão os primeiros 20 dias em celas individuais e isolados, recebendo só os advogados.
O presídio já recebeu 17 traficantes desde a tentativa de invasão do MORRO DOS MACACOS, na zona norte, em 17 de outubro, quando um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado, matando três militares. Entre os sete transferidos hoje, três participaram do motim em BANGU 1, em 2002, quando foram mortos ERNALDO PINTO MEDEIROS, o UÊ, e três comparsas. A rebelião teria sido comandada por LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR, que também está em CAMPO GRANDE. 

A ponte da FREGUESIA DO Ó ficará bloqueada nos próximos 22 dias no sentido bairro. A interdição começou às 23 horas de hoje, para possibilitar a realização de obras de construção da pista central da MARGINAL TIETÊ. Durante esse período, os veículos vão circular em sentido duplo na pista sentido Centro. A CET implantará faixas de rolamento, de acordo com as necessidades operacionais e o volume de veículos. As alças de acesso à ponte, tanto no sentido AYRTON SENNA, como no CASTELLO BRANCO, permanecerão fechadas.

Ao votar hoje nas eleições internas do PT, o presidente LULA admitiu que enfrenta dificuldades para convencer petistas a priorizarem o projeto nacional e que, provavelmente, haverá mais de um palanque da base aliada em alguns Estados. Essa situação, na opinião de LULA, poderá causar problemas na campanha da ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF.

O ministro da Justiça, TARSO GENRO, disse hoje que o ativista italiano CESARE BATTISTI, ex-integrante do grupo de esquerda PROLETÁRIOS ARMADOS PELO COMUNISMO (PAC), pode apresentar “novos fundamentos” para um eventual segundo pedido de refúgio político no BRASIL. O status de refugiado político de BATTISTI foi anulado por cinco votos a quatro, dia 18, pelo Supremo Tribunal Federal. Ele foi condenado a prisão perpétua por envolvimento em homicídios, na ITÁLIA. O STF, porém, também decidiu que cabe ao presidente da República dar a palavra final sobre a extradição ou não do italiano. 

O cantor inglês STING e o cacique caiapó RAONI se reencontraram hoje em SÃO PAULO, 20 anos após conhecerem-se no PARÁ, para manifestar a posição contrária dos índios à construção da hidrelétrica de BELO MONTE. A obra de 17,3 bilhões de reais será erguida a partir de 2010 no RIO XINGU, no PARÁ. STING esteve na capital para participar de um festival de música em defesa do meio ambiente.
Como em 1989, STING e RAONI criticaram o fato de o governo federal ter determinado o início das obras da hidrelétrica de BELO MONTE sem consultar as comunidades indígenas da região.
Cerca de 14 mil pessoas estiveram nesta noite na CHACARÁ DO JOCKEY para o show do cantor inglês STING. O ex-líder do THE POLICE entrou no palco por volta das 21 horas debaixo de forte chuva.

Por essa, nem mesmo os organizadores do leilão estavam contando: a luva branca e brilhante que MICHAEL JACKSON usou ao lançar o passo “MOONWALK”, em 1983, foi vendida por 350 mil dólares (cerca de 609 mil reais). A luva era o principal item de uma coleção de objetos que pertenceram a JACKSON – morto em 25 de junho aos 50 anos. Antes do leilão, seu valor era estimado entre 40 mil a 60 mil dólares.

O número de mortos na violenta explosão ocorrida ontem numa mina de carvão da Província chinesa de HEILONGJANG, na fronteira com a RÚSSIA, chegou hoje a 92, segundo a agência estatal de notícias XINHUA. As equipes de resgate ainda procuram por 16 pessoas desaparecidas no acidente que já é considerado o pior da indústria mineira chinesa nos últimos dois anos.

2 010      :        SEGUNDA-FEIRA
Leio alguns dos e-mails que recebo nesta manhã. Entre eles o do VICTOR:
Cel. Ventura,
Lamento profundamente o falecimento do veterano João Mourão Pierrotti. Que Deus o tenha em bom lugar e que nós preservemos exemplarmente sua memória.
Quanto ao núcleo, estou a disposição para participar e trabalhar em prol desta causa, inclusive tenho planos de coletar dados e materiais junto ao museu de Pres. Prudente e escrever algo a respeito da participação de nossa cidade na Guerra Paulista.
Conte comigo meu amigo Cel. Ventura.
Abraços,
Mas vou perder um bom tempo no envio da petição criada pelo FABIANO, no sentido de que se dê continuidade ao atual planejamento de segurança no governo que começa em 1º de janeiro de 2011 em SÃO PAULO:

Sugiro que cada um destine o seu esforço CONSCIENTEMENTE PARA O BEM DE SEUS PRÓPRIOS FILHOS E NETOS.
Com respeito a TODOS, independentemente da sua escolha.
Corrêa de Carvalho
Amigo Fabiano,
Nosso moderador (Grupo Barro Branco) aprovou a proposta entendendo, como nós, que a iniciativa sendo civil, será mais segura.
Sugere o site http://www.peticaopublica.com.br/ para fazer o abaixo assinado, sendo o processo auto explicativo.
Se você puder fazer a gentileza de detoná-lo, assim que tivermos a confirmação da abertura, passaremos a botar a boca no trombone. Estou confiante no nosso e no seu potencial para levarmos a mensagem a todo o Estado, se possível a todos os municípios.
Creio que será impossível alguém não se sensibilizar com uma tal amostragem.
Aguardaremos suas notícias. Caso haja alguma dificuldade, falaremos novamente.
Abrs.
Corrêa
Alguns trechos da correspondência trocada para que os Amigos / Irmãos estejam certos da consciência que presidiu cada passo dado. Os grifos, no texto de Fabiano são meus.

De: Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Data: 21 de novembro de 2010 02:41
Assunto: Re: Fabiano - FRENTE CIVICA (MANIFESTO)
Amigo Fabiano,
Li atentamente a sua proposta e creio que pode ser emitida sem nenhum retoque (apenas acrescentei uma letra "esse" (s) a uma palavra).
Voltarei ao tema em breve.
Agradeço-lhe pela disponibilidade e pela disposição.
Abrs.
Corrêa de Carvalho
Em 20 de novembro de 2010 12:28, Fabiano escreveu:
Prezado amigo Cel. Correa,
Me desculpe a demora em lhe enviar a carta. Realmente nos 2 últimos dias eu saí de casa às 6h30 e regressei depois das 00h00.
Tive a oportunidade de estar ontem com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em encontro com todos os Delegados da cidade e região. Ele fez uma apresentação muito boa onde claramente demonstrou e reconheceu o profissionalismo e eficácia da gestão do atual Secretário Ferreira Pinto. Antes de ontem também, na Adesg, participei de palestra com o Cel. Catita.
Falei com o Delegado Domingos sobre a Frente Cívica e sobre os Consegs de RP também.
Redigi agora um esboço da carta anexa. Penso em uma carta que poderá, por ser curta e objetiva, alcançar um grande número de leitores no Estado. Uma carta longa poderia comprometer o alcance popular. Não coloquei nem em formato de ofício nem de abaixo-assinado, o que é fácil. Apenas fiz o conteúdo, onde formatei de maneira a não parecer intromissão ou desrespeito da autoridade do governador no que se refere a nomes...
Por favor, faça as alterações que achar necessárias e imediatamente, conte comigo para divulgarmos em todo o estado. Eu posso pedir aos 43 gerentes do Centro no Estado que divulguem em seus mailings pessoais e enviem para os Jornais. Dentre outras ações. Posso pedir também para toda a F divulgar nos mailings de mais de 500 membros e enviar para todos os jornais da região.
Espero seu sinal.
Abs!
Fabiano
MANIFESTO DE APOIO DA SOCIEDADE PAULISTA À CONTINUIDADE DA ATUAL POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
A taxa de homicídios é a menor da história do Estado. Mesmo com todas as dificuldades, crimes de roubo e furto estão em queda e o combate à chaga da corrupção tem se intensificado. A política de segurança pública do mais rico e importante Estado da Federação tem sido conduzida com profissionalismo, espírito cívico e coragem.
A manutenção da atual gestão pública em um setor tão sensível e estratégico como o da Segurança Pública será uma demonstração de visão de longo prazo, estabilidade administrativa e comprometimento em reforçar o bom exemplo do Estado de São Paulo para o resto do País de que políticas corretas devem ser mantidas e reforçadas independentemente das trocas de governo e de partidos políticos.
É sabido que a falta de priorização e valorização das carreiras públicas gera em todas as instâncias de governo, descrença e desmotivação, o que pode levar ao desvio dos princípios do serviço público em alguns casos. Por isso o Estado de São Paulo tem decididamente priorizado o setor da Segurança Pública; trabalhado para que as demandas históricas do setor sejam atendidas e reforçados a transparência, a meritocracia e os órgãos de fiscalização e correição internos para que, resolutamente os maus profissionais sejam afastados e punidos, o que certamente origina pressões de toda ordem para alteração e recuo nas políticas recentemente adotadas.
As forças vivas da sociedade comprometidas com a paz e a ordem no Estado de São Paulo se posicionam, portanto, alinhadas com a continuidade da atual política de Segurança Pública de combate à criminalidade e à corrupção e manifesta desde já, seu apoio ao Governo.

Com esse trabalho, vou mais tarde para a cidade de SÃO PAULO e pouco tempo permaneço na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não tenho notícias do GINO STRUFFALDI e nem do MENDES. Apenas um desligamento de associado, que causa certo dissabor pela maneira como se dá esse pedido. O MAJOR OBREGON sentiu-se ressentido ao ser cobrado em seu débito para com a Sociedade. Faz muito tempo que ele não paga suas anuidades. Promete pagar esse atrasado, mas não quer ser mais associado nosso.  Participo da última reunião do ano do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Ainda em 2010 teremos o almoço de confraternização marcado para 2 de dezembro. FRANCISCO GIANNOCCARO é o coordenador, com FRANCES DE AZEVEDO como secretária. Comparecem: VIVIANO FERRANTINI, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MILTON FERNANDES, GAETANO BRANCATI LUIGI, MAJOR PM ARLINDO DE SOUZA PICOLI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MARCELO CYPRIANO, VILMA GAGLIARDI, EDIMARA DE LIMA.
Uma reportagem no DIÁRIO DO COMÉRCIO, do dia 19 (DIA DA BANDEIRA), é amplamente divulgada nesta reunião, enaltecendo os méritos do nosso conselheiro LAURO RIBEIRO ESCOBAR – “HOJE É DIA DA BANDEIRA, UM SÍMBOLO CARREGADO DE HISTÓRIA”; em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, LAURO RIBEIRO ESCOBAR explica as características da bandeira brasileira, como o significado das cores verde, amarelo, azul e branco. Especialista em vexilologia, a ciência dos desenhos das bandeiras, ESCOBAR lembra que já tivemos outras ao longo dos tempo.
GIANNOCCARO faz um apanhado do que foi esse ano para o Conselho Cívico e Cultural e fez das intenções futuras, como a luta para se colocar um monumento na entrada do Túnel 9 de Julho e o cuidado para a construção do acervo de nosso Conselho. Haverá eleições em março de 2011 para a nova Diretoria da Associação Comercial e somente depois dessas eleições é que retornaremos aos nossos trabalhos.
Digno de elogios é o trabalho feito pelo HELIODORO. Ele levantou os nomes das primeiras mulheres eleitas no País. Deverá constar da ata.
ATA DA 28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2009 / MARÇO 2011, REALIZADA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2010, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS), RUA BOA VISTA, 51.
Coordenador: Conselheiro Francisco Giannoccaro.
Secretários: Frances de Azevedo e Viviano Ferrantini.
Reuniram-se os membros do Conselho sob a presidência de Francisco Giannoccaro, conforme lista anexa. Justificadas as ausências de: Eloy Gonçalves de Oliveira, Maria Cecília Naclério Homem, Og Pozzoli, Ricardo Luis Martins Scalise e Tizuko H. Mikan. O Coordenador Francisco Giannoccaro dá boas vindas a todos, passando à leitura dos ofícios declinados na ata anterior e ao e-mail enviado pela secretária Frances de Azevedo onde parabeniza Lauro Escobar pela reportagem publicada no jornal “Diário do Comércio” de 19 deste mês (Dia da Bandeira), ressaltando ser o mesmo autor de mais de 300 bandeiras de nosso país. Quanto ao último evento de hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal de São Paulo, Pedro Paulo Penna Trindade, Antonio Carlos Mendes e Mario Fonseca Ventura estiveram presentes, tendo Pedro Paulo Penna Trindade declamado poema alusivo. Que as Distritais realizaram evento nas escolas declinadas no cronograma; Edimara de Lima esteve presente na Escola Estadual Professor Dândolo Frediani juntamente com o subprefeito do Jabaquara, mais representantes da Distrital Jabaquara, cujas presenças causaram impacto positivo na escola. 400 crianças entre 6 e 12 anos participaram. Falou ainda sobre o espanto de uma criança quando comunicou a todos que conhecia o autor da bandeira e que ele é membro de nosso Conselho: Lauro Escobar. Osmar esteve na Escola Júlio de Mesquita Filho, com Valdir Abdallah e outros representantes da Distrital do Ipiranga. 780 alunos estiveram presentes, Foi entregue CD com Hinos, a Bandeira e Folders. Foi evento significativo para a escola onde ele estudou em 1947. A satisfação para ele foi dupla. A ACSP fez um trabalho muito bom! Arlindo Pícoli esteve na Escola Marcos Melega juntamente com representantes da Distrital de Santana. Que a Bandeira Nacional foi conduzida por 4 alunos. Que fez um breve relato sobre a Bandeira e seu significado. Foi entoado o Hino a Bandeira. Jácomo Spampinato falou sobre a solenidade realizada pela Distrital Lapa na escola Dilermando Dias dos Santos.
Heliodoro Pereira de Sá parabeniza as mulheres deste Conselho e faz breve relato sobre as Mulheres Pioneiras do Brasil: foram as primeiras: Deputada federal: Carlota Pereira de Queiróz, (1938); Prefeita de um Município (São João dos Patos, MA, 1938, cidade natal de Heliodoro Pereira de Sá); Senadora/suplente (1979) Eunice Michelis; Ministra: Professora Esther de Figueiredo Ferraz (1980);1ª. Governadora Estadual: Dra. Iolanda Flaming (1986); Prefeita de um Estado (Ceará, 1985): Professora Maria Luiza Fontenele. Governadora de um Estado (Maranhão/1994) Roseana Sarney. Presidente: Dilma Vana Rousseff Salve as Mulheres brasileiras e as colegas de nosso valoroso Conselho.
Lauro Escolar: Magnífica exposição de Heliodoro. Mulheres sem as quais a nossa vida seria um deserto. Há outras mulheres, naturalmente. As primeiras mulheres paulistas que fecharam suas portas aos maridos e disseram: “Voltem e vão combater”. Também a imperatriz Leopoldina entre outras.
Viviano Ferrantini acrescenta a Princesa Isabel que assinou a Lei Áurea (libertação dos escravos em 1888).
Antonio Augusto Bizarro: observou ser necessária uma revisão dos versos do “Hino à Bandeira Nacional”, nos quais haveria a falta do adjetivo sincero, na linha “Recebe o afeto ..... que se encerra”.
Pedro Paulo Penna Trindade: observou a necessidade de instituir um Centro de Memória, das ações do Conselho Cívico e Cultural onde seriam guardados documentos relativos aos assuntos abordados. O coordenador Francisco Giannoccaro informou que já existe um início de atuação neste sentido; lembrou do projeto da construção de Monumento ao Soldado Constitucionalista, a ser erigido na entrada do Túnel 9 de julho, através de subscrição pública.
Marcelo Cypriano Motta: informou do andamento de uma atuação público do movimento de direita política; visita a D. Damasceno, Arcebispo de Aparecida, recentemente nomeado Cardeal, presidente do Conselho Episcopal da América Latina, e a outros líderes sulamericanos. Edimara de Lima comentou sua participação num debate do Conselho das Escolas, que teve lugar num auditório da TVT – ou seja “dos trabalhadores”, tudo muito bem organizado, conduzido de maneira dinâmica, com a linguagem específica das esquerdas.
Francisco Giannoccaro: observou que estamos passando por momentos interessantes; a situação econômica tende a se agravar face aos descontroles governamentais; há muita volúpia por parte do PT e PMDB em ocupar o máximo de cargos públicos no próximo governo; uma oposição morta e uma imprensa temerosa, dependente da publicidade oficial. Viviano Ferrantini dita a força que as Centrais Sindicais adquiriram no governo Lula, com o recebimento de verbas vultuosas sem necessidade da prestação de contas – dinheiro público para fins particulares.
Antonio Augusto Bizarro informa que o governo federal impõe controles sobre o destino do papel para jornais, causando uma censura indireta àqueles que não seguem a linha oficial. Citou a força pública das Associações Comerciais nos EUA, que conseguiram a condenação do famoso Al Capone.
Milton Fernandes: endossou a opinião dos presentes, dizendo que encontros do tipo citados servem a dar uma roupagem democrática a um bando de vagabundos.
Lauro Escobar: lembrou que a ditadura do Estado Novo não foi aceita pela população, que comparava a situação à um ovo entregue a todos em que o “Governo roubava às claras, e o povo gemia!”.
Encerrando a sessão e nada mais havendo a tratar, o coordenador Francisco Giannoccaro agradeceu a todos pela presença, dando a reunião como encerrada, convidando a todos para o almoço de congraçamento, no próximo dia 2 de dezembro, às 12 horas, no 12º andar da ACSP. O coordenador Francisco Giannoccaro assina juntamente com os Secretários Frances de Azevedo e Viviano Ferrantini.
Francisco Giannoccaro
Coordenador 
Frances de Azevedo                                                                  Viviano Ferrantini
        Secretária                                                                                           Secretário
Essa última reunião de 2010 (sem contar o almoço do dia 2 de dezembro), vai encerrar os trabalhos do Conselho Cívico e Cultural por enquanto. GIANNOCCARO encerra a reunião por volta das 16:30 horas. Na saída da Associação Comercial somos surpreendidos pela chuva. Vou embarcar no metrô SÃO BENTO e a viagem de ônibus para GUARULHOS é muito demorada. A chuva e o número de carros nas vias faz com que a chegada em casa seja depois das 18 horas.
Nesta noite o BETÃO (amigo de longos anos do PAULO CÉSAR e do JOÃO GOMES – ou seja, de nossa família) vem olhar o meu computador. Percebe que ele está “inchado” com programas desnecessários. Faz uma boa limpeza e melhora o desempenho do aparelho. 

Ao ensejo dos 130 anos da imigração libanesa, o presidente LULA sancionou lei que institui o dia 22 de novembro (data nacional do LÍBANO) como DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL a ser comemorado anualmente em todo o território nacional. O projeto de lei atendeu à solicitação e idealização da Associação Cultural BRASIL-LÍBANO (ACBL), responsável maior pelas comemorações dos 130 anos da imigração.


Um menino de 10 anos morreu atingido por uma bala perdida na noite de ontem, domingo, em SALVADOR (BA). JOEL CASTRO, que era garoto propaganda de uma campanha na BAHITURSA, órgão responsável pelo turismo no estado, estava na janela de casa quando foi baleado. Uma equipe da PM fazia uma operação na área quando começou um tiroteio.

ÉRCIO QUARESMA não é mais o advogado do ex-goleiro do FLAMENGO, BRUNO FERNANDES, no julgamento pelo seqüestro e assassinato de ELIZA SAMUDIO, namorada do atleta. Hoje, BRUNO decidiu designar o criminalista paranaense CLÁUDIO DALLEDONE JÚNIOR para defendê-lo da acusação de envolvimento com os crimes. O advogado prestava serviços para LUIZ HENRIQUE ROMÃO, o MACARRÃO. A seção mineira da OAB marcou para o dia 30 de novembro o julgamento pelo Tribunal de Ética da entidade do processo disciplinar ao qual QUARESMA responde por uso de crack.

A Justiça Federal condenou o deputado federal PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO, e a FORÇA SINDICAL, entidade por ele presidida, a ressarcir 235 mil reais aos cofres públicos e pagar multa de 471 mil reais por irregularidades na gestão de 40 milhões de reais do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A decisão é da juíza FERNANDA SOUZA HUTZLER, da 25ª Vara Federal Cível. 

Com mais de 20 livros publicados e 50 anos de carreira literária, o escritor MOACIR C. LOPES morreu em sua casa, na cidade do RIO DE JANEIRO, aos 83 anos. Lutava contra um câncer. Natural de QUIXADÁ, no CEARÁ, ele escreveu o romance “A OSTRA E O VENTO”, livro que se transformou em filme pelo diretor WÁLTER LIMA JÚNIOR. Outra obra famosa foi a biografia do imperador romano CALÍGULA. MOACIR era apaixonado pela leitura e adorava a literatura de Cordel. De acordo com amigos, criou sua própria metodologia na produção de livros, que resultou no “Guia prático da produção literária”.

Um dos maiores tocadores de cuíca do País, OVÍDIO BRITO, morreu hoje de madrugada, aos 65 anos, em acidente de carro quando voltava de uma roda de samba no clube RENASCENÇA, no RIO.

Novo apagão afeta 20 bairros e mais de um milhão de pessoas. Pane em subestação de energia deixa às escuras 318 mil imóveis das zonas norte, oeste e central, pára metrô e tumultua o trânsito. Se não bastasse a chuva que caiu no fim da tarde, bem na hora do rush, pelo menos 20 bairros das zonas oeste, norte e central de SÃO PAULO também sofreram um apagão entre 17:47 e 18:20 horas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas foram afetadas, em 318 mil imóveis e duas linhas do Metrô precisaram ser paralisadas. O índice de congestionamento nesta tarde foi o segundo maior do ano. Às 19 horas, havia 216 km de vias engarrafadas. O recorde de lentidão no horário ocorreu no dia 8 de outubro: 221 km.

Eram 2:30 horas da madrugada quando AIRAN SANTOS SALES, de 24 anos, perdeu o controle de seu GOL na Avenida do ESTADO, na região central de SÃO PAULO. Arrebentou uma grade e caiu no RIO TAMANDUATEÍ. O rapaz se debatia na água, tentando deixar o carro, quando foi agarrado pelo braço – era o PM ROGÉRIO DOS SANTOS MIRANDA, segurança do quartel ao lado, que viu o acidente, pulou no rio e resgatou o rapaz. Da guarita do Comando de Policiamento de Choque da PM, O soldado viu o carro desgovernado vencer grades e muretas e cair na água. Ainda do alto, viu as mãos do motorista para fora do vidro, “mexendo os dedos no meio da água suja”. MIRANDA pegou corda e lanterna, chamou colegas, correu para a beira do rio e “em dois minutos” estava com a perna esquerda dentro d´água. Puxou o rapaz pelo braço “entrando o mínimo possível no rio, graças a Deus”. O rapaz foi levado para o Hospital da SANTA CASA, teve ferimentos leves e passou a manhã em observação. No inicio da tarde recebeu alta. O PM MIRANDA também teve de ser hospitalizado: enquanto esperava SALES ser içado em uma maca, uma marreta que seria usada para tirar o carro caiu em sua cabeça. O soldado desmaiou amarrado a uma corda, pendurado na beira do TAMANDUATEÍ. “Passei alguns segundos desacordado e, quando acordei, senti muita dor de cabeça e na boca”. Levado ao Hospital CRUZ AZUL, ele foi medicado e teve de levar três pontos na boca, atingida pela ferramenta.    

ORESTES QUÉRCIA voltou a ser internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS para dar continuidade ao tratamento de câncer na próstata. O ex-governador chegou ao hospital na quinta-feira, foi submetido a sessões de quimioterapia e hoje permanecia internado. Ele já ficou hospitalizado entre 31 de agosto a 6 de outubro para tratar do problema.

JOÃO PAIVA morreu hoje, aos 83 anos. Na prática, porém, era mais novo, tinha 82. A confusão aconteceu quando seu pai foi registrá-lo, bem depois do nascimento. PAIVA começou a carreira com a venda de máquinas operatrizes. Mas, em 1963, mudou-se para TUPÃ, no interior paulista, e virou comerciante de ferragens e acessórios. Como um caixeiro viajante, visitava as cidades vizinhas para vender seus produtos, por meio das estradas de ferro da região. Na época, gostava de criar passarinhos. Tinha um grande viveiro, em que mantinha especialmente canários. Muito religioso, gostava de acompanhar a missa pela TV e por radinho de pilha – seu companheiro inseparável.  

Por ter ido muito mal em português e inglês na 7ª série, FERNANDA DE AZEVEDO MARQUES repetiu de ano. Mas não desanimou. No ano seguinte, estudou com uma professora particular e passou de ano. Foi assim que pegou gosto pelas duas disciplinas e formou-se em letras pela UNESP, de ASSIS, interior paulista. Formada, deu aulas de inglês em uma escola de idiomas e ensinou português para executivos. Era apaixonada por MACHADO DE ASSIS, mérito do pai, economista que tinha um grande acervo de livros. Era conhecida pelo apelido de “FERVAI”, pois era presença certa em reuniões organizadas por amigos.

Faleceu o compositor, pianista e professor JOSÉ ANTÔNIO REZENDE DE ALMEIDA PRADO, em SÃO PAULO, aos 67 anos. A sua carreira despontou no cenário da música erudita brasileira em 1969. Com a cantata “PEQUENOS FUNERAIS CANTANTES”, sob um texto de HILDA HILST, conquistou o primeiro prêmio do 1º Festival de Música da GUANABARA, no RIO DE JANEIRO, e uma viagem de dois anos à EUROPA. Durante a temporada no Velho Continente, estudou música nas cidades de DARMSTADT, ALEMANHA, e em PARIS, FRANÇA, onde recebeu orientações de mestres da música erudita como OLIVIER MESSIAEN e NAIDA BOULONGER – primeira maestra a dirigir orquestras na EUROPA e nos ESTADOS UNIDOS. Quando voltou ao BRASIL, em 1973, revelou seus laços com a ecologia e a astronomia, com músicas inspiradas na fauna e na flora brasileiras. Foi nesse período, que durou dez anos, que ALMEIDA PRADO escreveu os seis primeiros dos 14 cadernos para piano chamados “CARTAS CELESTES”. A obra é uma interpretação sonora dos céus do BRASIL, considerada uma das mais importantes do músico. ALMEIDA PRADO era natural de SANTOS, no litoral, e membro da Academia Brasileira de Música. Sua carreira foi marcada por quatro fases distintas, e suas peças para piano e produção sinfônica foram consideradas das mais importantes do país na segunda metade do século XX. “A perda dele é muito significativa para a música brasileira”, disse a professora da Academia Brasileira de Letras e amiga do pianista, VALERIA PEIXOTO.    

Nem tudo começou como manda o script. O ex-beatle PAUL McCARTNEY primeiro traiu a tal pontualidade britânica que tem marcado suas apresentações pelo mundo e começou seu segundo show em SÃO PAULO, no Estádio do MORUMBI, com exatos 13 minutos de atraso, às 21:43 horas. Era uma colher de chá aos fãs que não chegavam ao estádio por causa da chuva e do trânsito. Mas tudo parecia estrategicamente pensado. Quando PAUL surgiu no palco, de paletó vinho e cheio de brilho, a chuva tinha quase que parada, o público já tirava as capas de chuva e o som não poderia estar melhor. PAUL veio pesado para a segunda noite. Melhor do que sua abertura de domingo, com VENUS AND MARS, chegou com uma MAGICAL MISTERY TOUR que parecia bater no peito de quem estava na platéia VIP. Foi um golpe certeiro, daqueles que criam reação imediata. Casais se abraçavam e pulavam juntos, amigos davam as mãos e erguiam ao alto. Nas arquibancadas, no entanto, o som chegava abafado, sem definição. Ao final da música de abertura, PAUL, sem dizer nada, emendou JET, hit do grupo WINGS nos anos 1970. E aí fez uma referência à música brasileira. E emendou um inesperado e gingado “Chove, chuva!, em referência à música de JORGE BEM JOR. E parte da platéia respondeu “chove sem parar”. Seguiram-se hits como GOT TO GET YOU INTO MY LIFE e LET ME ROLL IT. A previsão era de que o show durasse três horas. Como no domingo, o MORUMBI estava lotado, com 64 mil pessoas na platéia. Todos os ingressos haviam sido vendidos.   

Mais de 300 pessoas morreram pisoteadas em um tumulto durante um tradicional festival no CAMBOJA, segundo afirmou o primeiro-ministro do país, HUN SEM, em um pronunciamento na TV. O incidente teria deixado ao menos 339 mortos e pelo menos 300 pessoas feridas. O tumulto aconteceu em uma ponte lotada. Muitas pessoas foram esmagadas, e outras caíram na água. O incidente ocorreu após um concerto que se seguiu a uma corrida de barcos no rio TONLE SP, considerada o ponto alto do tradicional FESTIVAL DA ÁGUA na capital do país, PHNOM PENH. Uma grande multidão se reuniu em uma ilha para as celebrações. Testemunhas dizem que o tumulto teria começado quando dez pessoas desmaiaram e que era possível haver uma grande quantidade de corpos. O FESTIVAL DA ÁGUA marca as celebrações do ANO-NOVO em alguns países do SUDESTE ASIÁTICO. Participantes jogam água uns nos outros como ato de renovação. Autoridades calculam que 2 milhões de pessoas visitaram a capital. É o pior incidente do festival desde que voltou a ser celebrado, após décadas de guerra. 

Um dos nazistas mais procurados do mundo, acusado este ano de envolvimento na morte de 430 mil judeus no HOLOCAUSTO, morreu aos 89 anos antes de ser submetido a julgamento, revelou hoje um tribunal da cidade alemã de BONN. SAMUEL KUNZ, acusado em julho de ajudar no assassinato de judeus no campo de concentração de BELZEC, perto da cidade polonesa de LUBLIN, entre 1942 e 1943, morreu no dia 18 de novembro na ALEMANHA, disse o tribunal. KUNZ, que também foi acusado de matar dez judeus a tiros, era o número 3 da lista dos mais procurados do Centro SIMON WIESENTHAL, depois de SANDOR KEPIRO, da HUNGRIA e MILIJOV ASNER, da AUSTRIA. O caso de KUNZ veio à tona durante as investigações sobre o ucraniano JOHN DEMJANJUK, que foi julgado no ano passado em MUNIQUE, acusado de ajudar a matar 27.900 judeus no campo de concentração de SOBIBOR. Como DEMJANJUK, KUNZ nasceu no que se converteu na UNIÃO SOVIÉTICA e se tornou guarda de campo depois de ser capturado pelos alemães.

Os 29 mineiros presos em uma jazida de carvão na CHINA foram retirados hoje do local. Os funcionários foram encurralados por uma enchente que atingiu a mina no domingo e esperaram 24 horas para que a água, que os havia isolado, fosse bombeada. Para evitar hipotermia, eles tiraram as roupas molhadas durante a espera. Ao sair, receberam uma proteção para os olhos e edredons. Nenhum deles teve ferimentos graves.

Representantes do governo da NOVA ZELÂNDIA admitiram hoje pela primeira vez que pode ser tarde demais para resgatar os 29 mineiros presos na jazida de PIKE RIVER desde o dia 19. Grossas camadas de rocha e o risco de uma nova explosão diminuíram o progresso do resgate hoje, enquanto as equipes tentavam descobrir se a qualidade do ar abaixo da terra permite sua retirada com vida. Até hoje nenhum contato foi feito com as vítimas.

O site WIKILEAKS anunciou hoje que, em breve, deverá divulgar uma quantidade de documentos sete vezes maior do que a vazada recentemente sobre a guerra do IRAQUE. Mas o assunto exato não foi revelado. O anúncio do novo vazamento ocorre no momento em que o cofundador e redator-chefe do WIKILEADS, o australiano JULIAN ASSANGE, recebeu um mandato de prisão da Justiça da SUÉCIA. Ele é acusado de ter estuprado duas mulheres.   

Em um artigo publicado hoje pela imprensa cubana, FIDEL CASTRO declarou que em vez de ganhar o Prêmio NOBEL DA PAZ, o presidente americano BARACK OBAMA deveria receber o título de “maior encantador de serpentes que já existiu”. No mesmo texto, batizado “A OTAN, polícia mundial” o líder cubano diz que a entidade é uma “máfia” comprometida com a “guerra genocida” contra o AFEGANISTÃO, criticando a presença das forças estrangeiras no país.

2 011       :          -      TERÇA-FEIRA
Atualizo nesta manhã o dia 22 de novembro. Pela Internet recebo uma mensagem do Professor BIAJONE endereçada ao LUIZ ANTONIO, de BARRETOS, incentivando-o a criar o Núcleo de Correspondência daquele Município. Também recebo uma mensagem de BARRETOS aceitando a nossa idéia. O Diário Oficial publica hoje o Decreto nº 57.526,l dispondo sobre a oficialização das Condecorações do Mérito Constitucionalista de 1932 do Núcleo MMDC – SÃO MIGUEL PAULISTA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O TENENTE PM JOSÉ FILHO, Vice-Presidente do Núcleo, encaminha-me o teor do decreto.
LUCINDA está preocupada com a KÁTYA. Apesar de estar fraca em decorrência das aplicações de quimioterapia ela é obrigada a se apresentar para o serviço na firma onde trabalha.
Chego um pouco tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vou almoçar com o OLIVEIRA. Falamos sobre a palestra de ontem na loja maçônica e as atividades que teremos ainda neste mês. Uma delas é o evento de ITAPETININGA, marcado para a noite de 24, onde se comemorará o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e a entrega do Diploma de Honra ao Mérito “CABO DURVALINO”, honraria idealizada pelo Professor BIAJONE, Presidente do Núcleo de Correspondência daquela cidade.
Tenho reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial nesta tarde. Pouco tempo fico na Sociedade e, mesmo assim, não se pode fazer grandes coisas porque há um barulho infernal na PRAÇA JOÃO MENDES, defronte ao Fórum, onde um punhado de pessoas reivindicam melhores salários.
Sob a coordenação de FRANCISCO GIANNOCCARO comparecem hoje: VIVIANO FERRANTINI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, DOUGLAS NASCIMENTO, VILMA, RESENDE, HELIODORO, MAJOR PM PICOLI, GIAMBATISTA DI SERRA, NAPOLEÃO, MIRIAM ITO TANAKA, MARIA LÚCIA CAMARGO, MILTON. Três assuntos preponderam nesta tarde: o resultado do DIA DAS BANDEIRAS nas escolas, o MARCO DA PAZ em ASSIS, ITÁLIA e o almoço de confraternização marcado para o dia 6 de dezembro. ESCOBAR é contundente em dizer que a televisão e a imprensa escrita emudeceram quanto às comemorações do Dia da Bandeira; o tradicional ESTADÃO não publicou nada, estão passando em brancas nuvens as datas que dizem respeito ao âmago do nosso civismo. Também fala da data de ZUMBI DOS PALMEIRAS, um mito, já que essa figura é apenas lenda. ESCOBAR disse que estudantes da USP queimaram as bandeiras brasileira e do Estado de São Paulo. Sobre o MARCO DA PAZ a comitiva brasileira chegou à ROMA na sexta-feira, dia 11, e se dirigiu à Cidade de ASSIS. Terra Natal de SÃO FRANCISCO. No sábado, o Prefeito de ASSIS recebeu o grupo na sede da municipalidade, em sessão solene, entregou a medalha da Cidade ao vereador GILBERTO NATALINI que representou oficialmente a Câmara Municipal de SÃO PAULO; ao Senhor JOÃO BICO, Embaixador doMARCO DA PAZ, que organizou todas as tratativas com o governo de PERUGIA e a UNESCO para a implantação do Monumento; e ao vice-presidente da Associação Comercial de SÃO PAULO, ROBERTO MATHEUS ORDINI. A medalha oferecida pelo Prefeito CLAUDIO RICCI faz parte de uma edição especial, cunhada em 2000. Apenas 4 mil medalhas foram numeradas e registradas no cartório do Município. No domingo, dia 13, foi inaugurado o Monumento MARCO DA PAZ, construído num Parque na Cidade de ASSIS, e instalado ao lado de um Palco Medieval, onde eram realizadas peças teatrais e de onde se tem vista panorâmica de toda a Região. O Prefeito da Cidade, acompanhado de várias autoridades civis e militares, juntamente com a comitiva brasileira (63 pessoas), que acompanhou o Idealizador do Monumento – GAETANO BRANCATI LUIGI, fez a inauguração oficial do MARCO DA PAZ. “Nossa cidade é conhecida como a Cidade Mundial da Paz e, para nós, é um grande orgulho receber este Monumento que só tem um objetivo: cultuar a Paz!”
Antes de retornar à ROMA para a audiência com o PAPA BENTO XVI, a comitiva brasileira fez um tour pela Cidade de ASSIS, e visitou a basílica de SÃO FRANCISCO, a igreja de SANTA CLARA e os demais pontos turísticos da Cidade. Na quarta-feira, dia 16, a comitiva se dirigiu ao VATICANO para a audiência com o PAPA, que foi realizada na PRAÇA DE SÃO PEDRO, onde estavam presentes mais de 20 mil pessoas. A comitiva brasileira foi posicionada ao lado do altar montado para a celebração, ficando a cerca de dez metros do PAPA. Ao final do evento religioso, LUIGI entregou uma réplica do Monumento ao PAPA e, emocionado, contou a resposta que recebeu da maior autoridade da Igreja Católica: “meu filho, siga em frente com a missão que Deus te deixou”, e acenou à comitiva brasileira. LUIGI foi homenageado com o título de “CAVALEIRO MILENAR DA PAZ”, entregue a personalidades que se destacam mundialmente em trabalhos para a cultura da PAZ. “Receber esta homenagem no País em que nasci, o qual precisei abandonar nos momentos difíceis do pós-guerra, me traz uma emoção indescritível, principalmente quando vejo as personalidades que já foram agraciadas, como MADRE TERESA DE CALCUTÁ e NELSON MANDELA”, afirmou LUIGI. Tecendo comentários sobre essa última reunião do ano, HELIODORO elogia o trabalho de FRANCISCO GIANNOCCARO à testa do Conselho Cívico e Cultural. São mais de 16:30horas quando se encerra essa reunião. Agora voltaremos à Associação Comercial para o almoço do dia 6.   
ATA DA 12ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO 2011 / MARÇO 2013, REALIZADA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2011, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do Coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião acima declinada, com a presença dos membros assinalada na lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Eloy Gonçalves de Oliveira, Frances de Azevedo, Gaetano Brancati Luigi, Gino Struffaldi, Jácomo Spampinato Neto, Maria Cecília Naclério Homem, Osmar Garcia Stolagli. Colocada a ata em discussão: é aprovada, com as seguintes ressalvas solicitadas por Heliodoro de Sá: “sobre os efetivos das Forças Armadas Brasileira/2011. Exército: Mais de 190 mil (ambos os sexos)” e “PIB do Exército Brasileiro 60,2 bilhões”. Cumprimentos aos aniversariantes do mês de dezembro, com votos de felicitações: Heliodoro Pereira de Sá, dia 10; Mirian Ito Tanaka, dia 12; Jácomo Spampinato Neto, dia 15; Paulo Tenório da Rocha Marques, dia 26; Mario Fonseca Ventura, dia 27; Nelson Aparecido Marques, dia 28; Lauro Ribeiro Escobar, dia 29.
O coordenador Francisco Giannoccaro leu correspondência encaminhada ao Superintendente de Comunicação da ACSP, Moisés Rabinovici, onde relata a insatisfação dos membros do Conselho na matéria publicada no jornal “Diário do Comércio” sobre a apresentação realizada na reunião plenária do Conselho Cívico e Cultural. O Sr. Moisés Rabinovici respondeu lamentando-se profundamente pelo ocorrido, e disse que tem uma consideração pessoal pelo Conselho Cívico e Cultural e que devido a urgência da publicação, muitos fatos fogem de seu conhecimento. O coordenador Francisco Giannoccaro acredita que o envio desse ofício foi de grande valia, pois ficar calado não é conveniente.
Em seguida, o coordenador solicitou aos presentes que se manifestassem sobre o “Dia da Bandeira”. Lauro Escobar disse que a TV e os jornais esqueceram do “Dia da Bandeira”, emudeceram a respeito desse fato. A Folha de São Paulo publicou uma única imagem da Bandeira na capa do jornal. As grandes datas foram esquecidas. O “Dia da Bandeira” não pode ser esquecido, pois faz parte das nossas tradições. Arlindo Picoli: A Distrital Norte entregou a bandeira para a EE Almirante Visconde de Inhaúma, com a participação de mais de 300 alunos, foi uma solenidade bonita. O jornal “SP Norte” publicou matéria com foto sobre o evento. Miriam Tanaka: A EE Alfredo Bresser foi a escola escolhida pela Distrital Pinheiros. A cerimônia foi simples, foram bem recebidos e doaram, também, um CD com hinos à pátria; os alunos estavam felizes e a solenidade foi contagiante, diferente da última escola escolhida. As crianças prepararam uma apresentação de canto para a ocasião. Valdir Abdallah: A Distrital Ipiranga escolheu a EE Francisco de Assis Reys que realizou uma solenidade bela, foram bem recebidos, mas a cerimônia apresentou uma situação delicada, pois as crianças não são instruídas, o curriculum escolar está defasado e selecionar uma escola é muito difícil. A matéria foi publicada na Gazeta do Ipiranga. Falou também sobre a substituição da Bandeira no Monumento do Ipiranga, realizada no dia 19 de novembro, que foi doada pelo Complexo Hospitalar e Cultural São Camilo, que já se colocou a disposição para que a cerimônia do próximo ano seja em uma escola conduzida pelos camilianos. Viviano Ferrantini: complementando as palavras de Lauro Escobar lembrou que estamos esquecendo datas, mas, que também estamos criando datas. Foi criada uma data para homenagear Zumbi dos Palmares, personagem mitológico, que ninguém conhece bem, muitos acreditam que ele nunca existiu, outros, que ele foi um rei africano, agora o nosso “Dia da Bandeira” não ser comemorado é uma tristeza. Lauro Escobar: Zumbi dos Palmares é uma ficção, usaram como criatura mitológica, destinada a assustar as pessoas, principalmente as crianças. Nos quilombos não se tinha o que comer e viviam de assaltos, aterrorizando as comunidades vizinhas. Existem muitas figuras da raça negra que merecem homenagens. Arlindo Picoli: falou sobre o desprezo aos nossos símbolos. No dia da abertura dos Jogos Panamericanos no México, quando entrou a Bandeira do Brasil, oito cadetes levaram a bandeira solenemente até o mastro e deu início ao hasteamento da Bandeira; quando iniciou a apresentação do Hino Nacional, o apresentador tirou a imagem para entrevistar pessoas. O mesmo aconteceu no jogo do Corinthians. Outro fato, um ouvinte da rádio Eldorado falou que o hino nacional deve ser extinto porque ele incentiva a guerra contra a nação. Francisco Giannoccaro comunicou que das 15 Distritais somente as Distritais Noroeste e Santo Amaro não participaram do projeto. Solicita que todas as escolas sejam cumprimentadas por terem aceitado o trabalho. Lauro Escobar: a imprensa noticiou que o grupo de estudantes da USP queimou as Bandeiras Nacional e a Paulista. Guilherme Napoleão de Abreu: falou sobre a bonita Bandeira que está hasteada na Praça da Bandeira, que segundo o coordenador foi iniciativa de uma Secretária, que viu que a Bandeira não estava em bom estado e pediu para a Prefeitura trocá-la. Quanto a cerimônia na escola, ele já tinha escolhido uma em nome da Distrital Santo Amaro, mas, não teve retorno da Distrital. Francisco Giannoccaro: solicita ofício a Gaetano Brancati Luigi parabenizando pelo seu trabalho na cidade Assissi e pela condecoração que recebeu. Pedro Paulo Trindade: falou sobre como é louvável a presença do Gaetano Brancati no Conselho Cívico e Cultural, pessoa simples que foi homenageado na Europa com uma comenda que grandes e poucos receberam “A Ordem da Paz do Milênio”, a nível Europa. Sente muito que o jornal o “Diário do Comércio” não tenha publicado nada sobre essa comenda. Foi inaugurado no Parque Princesa Marguerita, um Marco da Paz. O Papa mandou um Cardeal representando o Vaticano. Na Europa é dado um grande valor a cultura da Paz. No Vaticano, a comitiva do Marco da Paz ficou junto ao altar. Um momento de grande emoção foi quando o Papa anunciou o grupo do Marco da Paz, representando pela Associação Comercial de São Paulo. Não é todo dia que isso acontece, deve ser registrado. Alguns jornais de bairro publicaram matéria sobre. Francisco Giannocaro: convidou a todos para a entrega do Prêmio “Paulo Donovan Kigar”, onde será anunciada a pré-abertura dos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, dia 08 de dezembro, às 16 horas, na Câmara Municipal de São Paulo. Convidou, também, para a confraternização da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, dia 09/12, às 12 horas, na Rua Tabatinguera, 278, adesão: R$50,00; solicita a todos que prestigiem o evento e cumprimentou Mario Fonseca Ventura pelo trabalho que vem realizando no MMDC. Giambattista Serra di Nervi: pergunta se o Marco da Paz vai ser divulgado na mídia, pois acha que não deve ser limitado somente no Diário do Comércio, que deve ser divulgado nos grandes meios de comunicação, pelo menos no Estado de São Paulo? Francisco Giannoccaro: comunicou o recebimento de um cartão postal de Paris, encaminhado por Alencar Thomas, ex-combatente de 32, que tem 96 anos e está viajando pela Europa, ato que demonstra a sua fibra. O coordenador Francisco Giannoccaro comunicou a todos o almoço de confraternização e encerramento das atividades do ano de 2011, do Conselho Cívico e Cultural, que será realizado no dia 06 de dezembro, às 12 horas, na sede da ACSP. Disse que todos podem trazer um acompanhante. Que conta com a presença de todos nesse momento de alegria e agradecimentos por mais um ano. Mario Fonseca Ventura: falou sobre o trabalho que está realizando no MMDC, que está muito cansativo em virtude da quantidade de eventos. Falou sobre a criação dos núcleos de correspondência de Itapetininga, Barretos, Itapira e Piracicaba. O que não foi feito em 10 anos, está sendo feito em alguns meses. Tudo isso é muito salutar, mas, é muito trabalhoso também. Foram criadas também, mais três comendas. Solicitou o auxílio do Conselho Cívico e Cultural. Comunicou a abertura dos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, dia 22 de janeiro, às 10 horas, na Praça da Sé. Gimbattista Serra di Nervi: justificou sua ausência nos eventos, pois estará fora do Brasil, até fevereiro. Valdir Abdallah: convidou a todos para a Cantata Natalina, 25 de novembro, às 20 horas, no Museu Paulista da USP. Disse também que, no dia 19, durante a substituição da Bandeira Nacional, recepcionou uma Missão do Japão / China, onde os integrantes fizeram questão de tirar foto com os alunos presentes na solenidade. Douglas Nascimento: pediu desculpas pelas suas ausências nas últimas reuniões e fez duas sugestões, acha interessante convidar os editores chefes do Estadão e da Folha, para a confraternização, com o objetivo de aproximá-los do Conselho e, assim, poderem conhecer e divulgar o trabalho do Conselho Cívico e Cultural. Falou também sobre a tecnologia que está sendo desenvolvida pela São Paulo Antigo e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, de um sistema de identificação de realidade aumentada, adaptada de uma tecnologia utilizada para publicidade, conhecida por QR code que é o sucessor do código de barras, que pode conter várias informações. Vão ser realizados testes na próxima semana, em logradouros públicos e em monumentos da cidade. Para utilização dessa ferramenta, basta apontar o celular (com câmara e internet 3G) para o código, que abrirá um link com a biografia da pessoa, em vários idiomas. A ferramenta será aberta e é ilimitada. Francisco Giannoccaro: sugeriu a elaboração de um classificado com essas plaquetas e posteriormente, encaminhá-los as escolas. Para a confecção das placas de acrílico, será necessário patrocínio, ainda não tem um valor. Guilherme Napoleão de Abreu: o cemitério da Consolação tem dois folhetos que são de difícil acesso, um fala das obras de arte e o outro dos sepultados. Douglas Nascimento: aqui no Brasil isso não é considerado arte, em Buenos Aires dá-se aula de Escultura dentro do cemitério. Guilherme Napoleão de Abreu: acha viável incluir o “Marco da Paz” no Prêmio Nobel da Paz, pois está sendo muito divulgado, principalmente fora do país. Francisco Giannoccaro: esse assunto já foi encaminhado à presidência, por iniciativa de Heliodoro de Sá. Essa inauguração em Assissi veio reforçar o bom momento. Heliodoro de Sá: leu texto de sua autoria: “este dia é muito importante para todos nós, porque finalizamos o ano de 2011, fazendo o necessário e o possível nesta viagem cívica de lutas adversas, mas com fundamentos que nos motivou para continuarmos escrevendo a história no livro grosso de nossa Pátria. Somos cabeças pensantes, com produção do pensamento, onde dividimos com a população de São Paulo e do Brasil as nossas sabedorias, através de reuniões, debates, homenagens e na propagação do civismo que mexe com os nossos corações. Buscamos nas fontes da história conteúdos para alimentarem o nosso desejo de termos um Brasil melhor. Finalizando, agradeço a todos vossas amizades, proporcionadas pelo nosso conselho que agrega todos num só objetivo, a Pátria Amada. Feliz natal a todos e ano próspero de Paz”. Francisco Giannoccaro: cumprimentou Heliodoro de Sá pelas palavras. Giambattista Serra di Nervi: acredita que o Conselho Cívico e Cultural deve ser divulgado no país inteiro. Maria Lucia Camargo: falou sobre o lançamento do livro da Dra. Frances de Azevedo, que foi uma festa muito bonita. Francisco Giannoccaro: comunicou que devido a vários compromissos, infelizmente, não pode comparecer no lançamento do livro, mas, solicita que seja encaminhado ofício cumprimentando Frances de Azevedo. Viviano Ferrantini: observou e comunicou o “Estadão” sobre o problema de revisão, parte ortográfica e de concordância das matérias publicadas, principalmente as matérias sobre economia, onde se confundem milhões por bilhões. Arlindo Picoli: falou de datas históricas que não devem cair no esquecimento uma delas é o 10 de novembro, quando Getúlio Vargas estabeleceu o Estado Novo.
Nada mais foi dito, sendo esta encerrada pelo Coordenador Francisco Giannoccaro que agradeceu a presença de todos durante o ano de 2011 e espera ter correspondido o trabalho realizado.
Francisco Giannoccaro
Coordenador
  
Mensagens recebidas:
escreveu:
De: Luiz Antonio Batista da Rocha
Assunto: Re: Núcleo MMDC em BARRETOS
Para: "Prof.JBiajone"
Cc: "Mario Ventura"
Data: Terça-feira, 22 de Novembro de 2011, 8:26
Prezado Prof. JBiajone
Está tudo justo e perfeito, graças ao Grande Arquiteto do Universo.
Grato pelas suas preciosas informações Prof. sobre como fundar o núcleo de Barretos.
Contarei sempre com a sua imprescindível colaboração, bem como a Cel. Mário.
Informo que o Ten. Cel  PM Mendonça, comandante do 33º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), juntamente com o Dr. José Henrique de Freitas, ex-Promotor Público, são parceiros nesta empreitada  e desafio que aceitei a pedido do Cel. Mário para fundar o Núcleo de Barretos.
Tenho um site onde divulgo os artigos que escrevo para o Jornal O Diário de Barretos.  www.outorga.com.br
Sou Eng. Civil / Segurança e aposentado da CESP, onde trabalhei na construção de 7 Usinas Hidrelétricas, como chefe do Setor Técnico, sendo a maior delas a Usina e Eclusa de Porto Primavera no Rio Paraná.
"Gostaríamos que fizesse parte de nosso grupo em prol de tão bela missão que é resgatar a história de nossos veteranos de 32. "
Prezado Prof. aceito sim fazer parte como membro do seu grupo é só informar como devo proceder.
Veja pronunciamento do Ten. Cel. PM Mendonça que disponibilizei no YouTube. clicando no link abaixo.
Falta ainda editar o pronunciamento do Dr. José Henrique de Freitas e do Dr. Emanoel Carvalho (Prefeito de Barretos) no evento do dia 19/11/2011 em Barretos. Dia da Bandeira / Monumento ao Soldado Constitucionalista. Inauguração da placa com o nome de 60 combatentes de Barretos em 1932. João Batista da Rocha, meu saudoso pai foi um deles.
http://www.youtube.com/watch?v=xxDmxdi6NJU       Ten. Cel. Mendonça
Um tríplice e fraternal abraço do amigo virtual.
Luiz Antonio Batista da Rocha

Prezado amigo e agora irmão em armas Luiz Antonio Batista da Rocha
Saudações constitucionalistas de quem vos recebe de braços abertos em nosso meio! Vosso email cheio de esperanças e potencialidades em muito nos deixou feliz pois somos poucos e até mesmo em extinção se não motivarmos a nossa presente juventude a continuar a nossa caminhada para os anos vindouros.
Ver a possibilidade de um terceiro núcleo de correspondência se concretizar na bela Barretos é de uma importância toda singular para nossa sociedade que por largos anos atuou apenas na capital. Mas essa realidade mudou e graças a internet conseguimos mostrar que temos voz e que nossos veteranos de 32 não estão esquecidos.
Amigo Luiz Antonio, estenda por favor os meus mais efusivos abraços de boas vindas aos companheiros en. Cel  PM Mendonça, comandante do brioso 33º BPMI e ao  Dr. José Henrique de Freitas, por conosco cerrarem fileiras nesse duro mas feliz combatente que é a manutenção dos feitos e da memória de nossa São Paulo constitucionalista.
É chegada a hora de cada um de vocês se tornarem sócios da Sociedade, mas levando em consideração o fato de que estamos a mês e meio do fim do ano, optem por fazer em inicio de 2012, a fim de que possam contar com o beneficio do ano todo que vem.
Isso não implica, contudo, que criem o estatuto do Núcleo de Barretos e ja o coloquem em funcionamento antes de dezembro mesmo chegar, porquanto material já tem e a farta.
Importa portanto que elaborem um ESTATUTO (vai em anexo o nosso de Itapetininga, que serviu de modelo para PIRACICABA, bem como o estatuto de PIRACICABA)
Amigo Luiz Antonio, nesse estatuto basta apenas mudar o nome ITAPETININGA por BARRETOS e fazer demais mudanças que julgar necessário.
Importa que saiba que seu núcleo é de CORRESPONDÊNCIA.
Isto é, ele tem a função de DIVULGAR e PRODUZIR informações na imprensa, seja qual meio for, incluindo o JORNAL 32 EM MOVIMENTO, de nossa sociedade.
Quando eu idealizei tal modalidade de núcleo ja o fiz pensando numa estrutura organizacional ENXUTISSIMA, sem encargos financeiros, fiscais, pensionistas, trabalhistas, etc, etc, etc a estilo de um verdadeiro exército de um homem so, se necessário for, mas para que esse homem só, se assim ficar ou já estiver, tenha condições PLENAS de cumprir a missão supramencionada.
Nisso, é fundamental que o Núcleo de BARRETOS tenha três coisas:
um nome, um lema e um meio digital de divulgação, como ITAPETININGA tem e PIRACICABA também, a saber,
Nome do núcleo 01: PAULISTAS DE ITAPETININGA! ÁS ARMAS!!
lema: sustentae o fogo, que a victória é nossa!
portal: http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br
Nome do núcleo 02: VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA
lema: pro sao paulo fiant eximia - coesão e disciplina
blog: http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com/
Nome do núcleo 03 (BARRETOS):
lema:
site/blog:
Esses dados são prerrogativa de vocês e seria um presente e tanto de natal para nosso CEL VENTURA e principalmente para a Sociedade se os conseguissem antes da virada desse ano.
Para tanto contem comigo e com EGYDIO (e.jtisiani@ig.com.br) no que precisarem.
Em resumo é isso companheiro!
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
Nov 22. 2011 às 10h07
A disposição e no contato

Nascido em SÃO PAULO, o empresário ADALBERTO CAMARGO JÚNIOR era presidente da AFROCHAMBER (Câmara do Comércio Afro-Brasileira) e atuava pela melhoria do intercâmbio comercial entre BRASIL e países africanos. Seguindo os passos da pai ADALBERTO CAMARGO, que foi deputado por quatro vezes e presidente anterior da AFROCHAMBER, se candidatou a vereador em 2004, mas perdeu. Assumiu a presidência da AFROCHAMBER após a morte do pai, em 2008. Era descrito pelos colegas e familiares como uma pessoa simples e amiga de todos. Faleceu hoje, vítima de ataque cardíaco.  

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, JOSÉ ROBERTO BEDRAN, manteve hoje o afastamento do presidente do Metrô, SÉRGIO AVELLEDA, conforme determinação da Vara da Fazenda Pública na sexta-feira, dia 18. BEDRAN, no entanto, aceitou o recurso do governo estadual e autorizou a retornada das obras da LINHA 5 – LILÁS, que tinham sido suspensas por suspeitas de irregularidades na licitação, de 4 bilhões de reais. O Ministério Público alega que o Metrô não levou em consideração os menores preços apresentados. Segundo uma perícia contratada pela promotoria, os prejuízos aos cofres públicos na ampliação da LINHA 5 entre as estações LARGO TREZE e CHÁCARA KLABIN chegam a 327 milhões. Em sua defesa, o Metrô alega que o edital impedia que uma mesma empresa vencesse dois lotes da concorrência e, por esse motivo, não contratou quem apresentou o valor mais baixo. Na decisão, o presidente do TJ alega que a suspensão dos contratos “importará em grave dano à ordem administrativa e à economia pública.” O desembargador alega também que a paralisação das obras “implicará prejuízo mensal da ordem de mais de 85 milhões de reais, ao passo que, com a operação da linha, os ganhos aos cofres públicos podem superar a cifra de um bilhão de reais por mês”. Sobre o afastamento de AVELLEDA, BEDRAN diz que isso “afeta predominantemente o interesse pessoal do administrador”.

O ex-presidente LULA deixou hoje à noite o Hospital SÍRIO-LIBANÊS e retornou para seu apartamento em SÃO BERNARDO DO CAMPO onde continuará o tratamento contra um câncer na laringe. LULA passou a terça-feira recebendo cerca de três litros de soro para hidratação, como forma de minimizar os efeitos da quimioterapia – a previsão é que ele receberia alta às 10 horas, mas só saiu por volta das 21:15 horas. O tratamento do ex-presidente se estende até sábado, dia 26. Nesse período ele vai receber a medicação em casa através de um cateter. LULA ganhou hoje uma carta do Presidente BARACK OBAMA na qual ele diz que ficou triste com a notícia do câncer do petista. “O BRASIL e o mundo prosperaram com sua força e incansável liderança”, disse OBAMA, ao reforçar que suas “orações e pensamentos”, assim como da primeira-dama, MICHELLE, estão voltados para LULA e sua família.

Em uma decisão inédita, a Justiça de SÃO PAULO determinou hoje o afastamento do conselheiro do TCE EDUARDO BITTENCOURT. A juíza MÁRCIA HELENA BOSCH, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital, decretou ainda o congelamento de todos os bens de BITTENCOURT. Ele já anunciou que vai recorrer ao Tribunal de Justiça para derrubar a liminar. O conselheiro, cuja função é fiscalizar as contas públicas dos poderes Executivo e Legislativo, é acusado de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia do Ministério Público, entre 1995 e 2009, BITTENCOURT acumulou patrimônio de pelo menos 50 milhões de reais. Sua renda comprovada no período ficaria em torno de 6 milhões de reais – ele ganha cerca de trinta mil reais por mês. A ação pede a devolução de 750 milhões (em valores atualizados) aos cofres do Estado. A Promotoria descobriu que o conselheiro é dono da JUSTINIAN INVESTMENT HOLDINGS, uma empresa aberta nas ILHAS VIRGENS BRITÂNICAS. Ele usava o pseudônimo MEZZANOTE para enviar o dinheiro ao exterior. Deputado estadual de 1983 a 1990 pelo PL (atual PR), BITTENCOURT assumiu a cadeira no TCE em 1990 no governo de ORESTES GUÉRCIA (1987-1991) e já presidiu o órgão em três oportunidades. Chegou a nomear irregularmente os cinco filhos para trabalhar no tribunal. Cada um recebia cerca de 12 mil reais mensais.      

ROGER FEDERER não tomou conhecimento de seu maior rival hoje. O suíço não se importou que RAFAEL NADAL está vindo de um período de ausência das quadras e deu uma lição no espanhol na segunda rodada do Grupo B do MASTERS CUP, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. O número 4 do mundo aplicou um “pneu” em apenas 60 minutos de partida. Foi a terceira vez na história do confronto que FEDERER conseguiu aplicar um “pneu” – quando o adversário não consegue fazer nenhum game no set – sobre NADAL. As outras haviam sido nas finais do MASTERS de HAMBURGO de 2007 e de WIMBLEDON em 2006. Com a vitória, o suíço está garantido nas semifinais da MASTERS CUP, torneio em que defende o título da temporada passada. NADAL vai definir contra o francês JO-WILFRIED TSONGA o outro classificado do Grupo B. TSONGA bateu MARDY FISH. Amanhã~ocorre a segunda rodada do Grupo A. O desfalque será ANDY MURRAY, tenista britânico que abandonou o torneio devido a uma lesão na virilha. Ele será substituído por JANKO TIPSAREVIC diante de TOMAS BERDYCH. Na seqüência, tem NOVAK DJOKOVIC contra DAVID FERRER.    

Nascida DANIELLE ÉMILIENNE ISABELLE GOUZE, na cidade de VERDUN, na FRANÇA, foi esposa de FRANÇOIS MITTERRAND, 21º presidente francês, cujo mandato foi de 1981 a 1995. Durante a Segunda Guerra Mundial foi agente da resistência francesa à ocupação nazista, onde conheceu o futuro marido, com quem se casou logo após a liberação da FRANÇA, em outubro de 1944. A ex-primeira-dama quebrou vários tabus nos anos 1980. Além de não conviver com o marido no palácio presidencial, manteve postura crítica em relação ao capitalismo, mesmo depois de MITERRAND assumir a presidência da FRANÇA. Sem vocação para exercer um papel meramente decorativo como primeira-dama, DANIELLE dedicou os últimos anos de sua vida à luta pelos direitos humanos no mundo todo, incluindo o BRASIL, onde esteve diversas vezes, a última em 2010. Em 1986, ela criou a fundação FRANCE LIBERTÉS, organização sem fins lucrativos dedicada ao direito dos povos. A fundação possui um Centro de Língua e Cultura Francesa com o nome de DANIELLE em MACAPÁ, no AMAPÁ. Sua militância chegou a constranger o marido em diversas ocasiões, durante o mandato como presidente. Como primeira-dama, se reuniu com FIDEL CASTRO, de quem obteve a liberdade de vários dissidentes, apoiou o subcomandante MARCOS no estado de CHIAPAS, no MÉXICO, e acusou o regime da INDONÉSIA de fazer campanha de terror no TIMOR LESTE. DANIELLE estava internada no hospital GEORGES POMPIDOU, em PARIS, com anemia e problemas respiratórios. Ela estava em coma induzido e morreu hoje pela madrugada. Será enterrada no jazigo de sua família na cidade de CLUNY.  

A Junta Militar que governa provisoriamente o EGITO pós-MUBARAK confirmou hoje que concordou em antecipar as eleições presidenciais e vai fazer um referendo para que a população decida se o Exército deve continuar no poder. O anúncio, feito após reunião dos militares com oposicionistas, ocorre após quatro dias de confrontos de rua que mataram pelo menos 36 manifestantes e deixaram centenas de feridos.

O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, LUÍS MORENO-OCAMPO, disse hoje ter permitido que SAIF AL-ISLAM, o filho do ex-líder líbio MUAMAR KADAFI, seja julgado na LÍBIA e não em HAIA. Isso significa que ele pode ser senteciado à pena de morte se for condenado. SAIF AL-ISLAM foi capturado no último sábado, dia 19. e indiciado por crimes contra a humanidade.

2 012    :     QUINTA-FEIRA
O Caderno CIDADES/METRÓPOLE de O ESTADO DE SÃO PAULO publica:
COMANDO DAS POLÍCIAS DEVE SER TROCADO. Delegado-Geral vai entregar cargo, mas diz que sai com “sensação de dever cumprido”.
O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, MARCOS CARNEIRO LIMA, disse ontem que também pretende deixar o cargo. “É um ato protocolar, para não causar constrangimento ao novo secretário. Devo lealdade ao secretário (FERREIRA PINTO) e não tenho apego ao cargo”, disse. O novo secretário de Segurança, FERNANDO GRELLA VIEIRA, deve anunciar nos próximos dias mudanças nas cúpulas das Polícias Militar e Civil. “Vou formar minha própria equipe”, afirmou ao ESTADO. O governador GERALDO ALCKIN (PSDB) também deu a entender que a troca de cadeiras deve ocorrer. Questionado se os comandos das polícias seriam trocados, disse: “Não, ainda não. Amanhã haverá a posse e o secretário vai avaliar essas questões. Ele terá total liberdade”. Ao anunciar a exoneração de FERREIRA PINTO, ALCKMIN agradeceu pelo trabalho que ele desenvolveu nos últimos sete anos. “Trabalhou com competência, honestidade e dignidade”. Já CARNEIRO afirmou que sai com “a sensação do dever cumprido”. “Chegou a hora das mudanças. Acho que nosso trabalho será reconhecido”, disse. Segundo o delegado-geral, desde que assumiu, em janeiro de 2011, mudanças importantes foram feitas, como a criação das centrais de triagem, a reestruturação de delegacias na capital e a ampliação de boletins eletrônicos. Ontem, quatro nomes eram discutidos no Palácio dos Bandeirantes para assumir a Polícia Civil: o diretor do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC), NELSON SILVEIRA GUIMARÃES; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP), CARLOS PASCHOAL DE TOLEDO; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, YOUSSEF ABOU CHAHIN; e o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, JORGE CARRASCO. O ESTADO procurou o Comandante Geral da PM, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, mas ele não quis falar.
Casado e pai de duas filhas, FERNANDO GRELLA VIEIRA concluiu o curso de Direito em 1979 na PUC-CAMPINAS. Tornou-se procurador do Estado em 1981, carreira que seguiu por três anos, até ingressar no Ministério Público Estadual. Começou em CAMPINAS e veio para a capital em 1987. Foi assessor jurídico de dois ex-procuradores gerais. Virou procurador em 2001 e, em 2008, foi eleito procurador-geral. Cumpriu dois mandatos e permaneceu no cargo até abril. Para simpatizantes, GRELLA foi um procurador-geral conciliador e discreto, capaz de pôr ponto final na disputa acirrada entre dois grupos políticos que se engalfinhavam no MPE. Ao vencer as eleições, deixou diferenças de lado e colocou opositores em postos chaves. Para os críticos, GRELLA representa a ala conservadora do MPE, que perdeu apoio de promotores por aplicar uma política “insossa, que tirou o protagonismo do Ministério Público no Estado” e não pôs na Internet salário dos promotores. Os dois lados concordam, no entanto, que GRELLA é um administrador discreto e avesso aos holofotes, o que deve ajudar a tirar o tema da segurança do noticiário. Mesmo que para isso, segundo opositores, o acesso à informação seja dificultado. É de GRELLA o ato 718/11, que coloca limites a entrevistas de promotores.
O repórter MARCELO GODOY escreve: Duas escolhas definiram destino de FERREIRA PINTO. A aposta mais arriscada de ANTONIO FERREIRA PINTO provocou sua queda. Em 2009, quando assumiu a Segurança Pública no governo de JOSÉ SERRA, ele decidiu usar a ROTA na busca e captura de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) com base em informações da inteligência da polícia e dos presídios. Tudo parecia bem até que o secretário fez duas escolhas que selaram seu destino: nomear SALVADOR MODESTO MADIA para a ROTA e ROBERVAL FRANÇA para o comando da PM. Foi sob a chefia do primeiro que ocorreram as ações mais contestadas da ROTA, que provocaram a decisão do PCC de matar policiais. O problema com ROBERVAL seria o estilo de comando, considerado imperial por vários coronéis. “Ele pensa que se comanda apenas com o RD (Regimento Disciplinar)”, disse um coronel. E assim ficou difícil comandar a PM. As matanças na periferia se sucediam a ponto de FERREIRA PINTO desconfiar de envolvimento de PMs. Coma guerra não declarada de PMs e PCC, FERREIRA PINTO perdeu seu principal trunfo: a promessa de controle da facção. Desde 2006, quando a convite do governador CLÁUDIO LEMBO assumiu a Administração Penitenciária após os ataques do PCC, ele criou fama de ter posto ordem nos presídios. Esse trabalho o habilitou a chefiar a Segurança em 2009, em meio a denúncias de corrupção na pasta. FERREIRA afastou e demitiu acusados de corrupção. E fez sua aposta com a PM. Ao ser eleito em 2010, GERALDO ALCKMIN não se havia decidido em ficar com FERREIRA PINTO, mas acabou emparedado: ou o mantinha, ou corria o risco de ser acusado de ceder à banda podre da polícia. O secretário tinha ainda padrinhos fortes: o senador ALOYSIO NUNES FERREIRA e SERRA. ALCKMIN o manteve. Mas não se esqueceu por quê. Veio a crise, a perda de força dos padrinhos, o bate-boca de FERREIRA com o governo federal e a necessidade de “virar a página”, “dar um novo ânimo à pasta”. E assim caiu o secretário.

GRELLA toma posse hoje. Ele vai se reunir com as chefias da Polícia Civil e Militar e ouvir FERREIRA PINTO. “Vou me inteirar dos dados. O desafio será enorme. A segurança pública é complexa. Vou abrir a pasta à sociedade, ouvir todos os segmentos. Sei que o trabalho será duro e o momento é sério.” De fato, na noite de anteontem, mais dez pessoas foram mortas na GRANDE SÃO PAULO – sete com indícios de execução e duas em supostos tiroteios com a PM. A sucessão de fatos ameaça não dar trégua ao novo chefe da segurança.
A onda de violência com mortos e feridos a tiros marcou mais uma noite na Região Metropolitana e litoral de São Paulo. Foram pelo menos 14 pessoas assassinadas e oito feridas em um intervalo de menos de oito horas, entre as 18h30 de quarta-feira (21) e as 2h desta quinta-feira. A soma da violência das duas últimas noites chega a 21 mortos e 21 feridos. Já o total da semana (últimas sete noites) é de 54 mortos e 42 feridos, segundo levantamento do estadão.com.br. Os casos foram registrados nas delegacias da região, porém a maioria será investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Três das vítimas da noite desta quarta-feira foram executadas em uma chacina no Jardim São Luiz, na zona sul da capital, elevando para 18 o número de crimes do tipo neste ano, com um total de 60 mortes. Foram sete crimes em São Paulo e 11 nas demais cidades. Quatro suspeitos morreram e um ficou ferido em confrontos com a Polícia Militar. Uma motorista de ônibus foi assassinada durante o trabalho em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Na zona leste de São Paulo, o dono de uma padaria matou um cliente e feriu outro durante uma discussão. Chacina: Seis pessoas foram baleadas por volta das 23h30 dentro de um bar na Rua Albino Correia de Campos, na região do Jardim São Luís, zona sul da cidade. No local ocorria um show sertanejo. Os tiros foram disparados pelo garupa de uma moto. Armado, o desconhecido desceu do veículo, entrou no bar e abriu fogo. A dupla continua foragida. Dos seis baleados, três morreram - dois homens e uma mulher -, são eles: a produtora fonográfica Luciene Luzia Neves, de 24 anos, o autônomo Alexandre Figueiredo, 38, e o mecânico Marcos Faustino Quaresma, 31. Todas os feridos foram levados para o pronto-socorro do M'' Boi Mirim. Kátia Gonçalves Pereira Nunes, 32, Márcio Silva Nunes, 34, e Emerson Vieira da Silva, de idade não informada, permaneciam internados. Em menos de uma semana, nos últimos seis dias, foram registradas quatro chacinas, com 14 mortos e oito feridos. Além do Jardim São Luiz, os crimes ocorreram em Cidade Ademar, também na zona sul da capital, e nas cidades de Taboão da Serra e Itaquaquecetuba. Franco da Rocha: Também no final da noite, a motorista de ônibus Odete Lino dos Santos, de 36 anos foi assassinada durante o serviço na cidade de Franco da Rocha, região norte da Grande São Paulo. O crime ocorreu dentro de um dos coletivos da Viação Moratense. O ônibus saiu de Francisco Morato, cidade vizinha, e havia acabado de chegar no ponto final, na altura do número 1.200 da Avenida São Paulo, no Parque Paulista. Segundo testemunhas, um rapaz aguardou que o ônibus encostasse e disparou vários tiros contra Odete. Atingida por três tiros, ela morreu no pronto-socorro municipal de Franco da Rocha. Um dos disparos atingiu de raspão o braço esquerdo do cobrador, que foi atendido no mesmo hospital. O assassino fugiu. Parentes relataram à polícia que Odete havia discutido dias antes com o ex-marido. Localizado, ele prestou depoimento, negou a autoria do crime, e, como não foi localizada nenhuma testemunha que o reconhecesse, acabou liberado. Confrontos: Três supostos confrontos entre suspeitos e a Polícia Militar deixaram um saldo de quatro mortos e um ferido. Não há policiais entre os baleados. O primeiro tiroteio ocorreu às 18h30 na Vila Clara, região de Americanópolis, zona sul da capital, entre PMs das Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicleta (Rocam) e suspeitos abordados em uma viela na altura do número 5.597 da Avenida Engenheiro de Armando Arruda Pereira. Assim que os policiais se aproximaram, segundo a PM, os criminosos sacaram armas e atiraram. No revide, três dos suspeitos foram baleados. Levados para o pronto-socorro municipal do Jabaquara, dois deles não resistiram. Os policiais apreenderam um revólver e duas pistolas, além de porções de crack e maconha. Meia hora depois, em Mauá, no Grande ABC, um policial militar, de folga e à paisana, foi vítima de tentativa de assalto. Ao volante de um Gol branco, foi abordado por um assaltante em um dos semáforos da Avenida Capitão João, no Jardim Guapituba. O policial sacou sua pistola e reagiu, trocando tiros com o ladrão, que foi baleado e morreu a caminho do Hospital Nardini. Uma hora e meia mais tarde, no Jardim Roseli, região de São Mateus, na zona leste de São Paulo, ocupando um Renault Clio cinza, um policial militar, também em horário de folga, foi atacado quando chegava em casa, na esquina da Rua Custódio do Nascimento com a Avenida Ragueb Chohfi. Ao perceber a aproximação de dois homens armados, ele sacou sua pistola e trocou tiros com os criminosos, baleando um deles. O suspeito foi levado para o pronto-socorro de São Mateus, mas chegou sem vida; o outro fugiu. Já o policial ficou ileso. Padaria: Por volta das 21h, o comerciante Francisco Vieira de Araújo, de 40 anos, dono de uma padaria, atirou contra um de seus clientes, mas atingiu dois, durante uma discussão dentro do estabelecimento comercial, localizado na Rua Manoel Veloso da Costa, no Jardim Vila Carrão, na zona leste de São Paulo. Marconi Cândido de Oliveira, o verdadeiro alvo do assassino, e Ronaldo Silva da Silva, ferido na perna por uma bala perdida, foram levados para o pronto-socorro do Hospital Geral de São Mateus, onde Oliveira acabou morrendo. Segundo a esposa do comerciante, que continua foragido, Marconi tinha o costume de ir até a padaria e chamar Francisco de "corno", afirmando que a qualquer momento iria levar a mulher do comerciante para a cama. Ao ouvir mais uma vez as mesmas palavras, Francisco pegou um revólver e disparou várias vezes contra Marconi. Outros homicídios: Um pouco depois das 20h30, um homem foi executado na Rua da Glória, na Favela da Coca-Cola, no Jardim Padre Anchieta, na cidade de Diadema, no Grande ABC. A PM foi acionada por moradores que ouviram os tiros. Quando os policiais chegaram no local, encontraram a vítima caída em via pública, já sem vida. Em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, policiais militares encontraram uma pessoa ferida a tiros na Rua Ourinhos, no Jardim Senhora D''Ajuda. A vítima foi levada para o Hospital Santa Marcelina, onde permanecia internada. Por volta das 2h desta madrugada, uma moradora da Rua José Correia Picanço, em Perus, zona norte da capital, acordou com os gritos de uma pessoa que vinham da garagem da residência. A dona da casa, ao ir até a garagem, onde há um banheiro, nele encontrou uma mulher caída, degolada e morta. Acredita-se que a vítima, ainda não identificada, foi perseguida pelo assassino e tentou escapar invadindo o local. O caso foi registrado no 33º Distrito Policial, de Pirituba. Assalto: Já na madrugada desta quinta-feira, uma comerciante oriental foi baleada por bandidos durante uma suposta tentativa de assalto na Rua Barão de Iguape com Rua da Glória, no bairro da Liberdade, no centro da capital. A vítima fechou seu restaurante e caminhava em direção a outro quando foi ferida com um tiro nas costas e está internada no pronto-socorro Vergueiro. Nenhum suspeito havia sido detido pela polícia. Litoral: Um sargento da PM e dois bandidos morreram, na noite de quarta-feira (21), em dois confrontos ocorridos em Praia Grande, na Baixada Santista, litoral sul paulista. Segundo a polícia, ao ter a casa invadida por dois homens que tentaram se passar por investigadores, o sargento entrou em luta corporal com um deles. Tanto o policial como o criminoso foram baleados e morreram na Santa Casa. O outro suspeito conseguiu fugir, mas foi localizado pela PM em sua residência e, numa suposta troca de tiros com os policiais, também morreu.
BELO HORIZONTE - O ex-braço direito do goleiro Bruno Fernandes, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, admitiu, na madrugada desta quinta-feira, 22, no fórum de Contagem(MG), que entregou a amante do jogador, Eliza Samudio, para um desconhecido com a promessa de que ela seria levada para conhecer um apartamento que Bruno daria a ela em Belo Horizonte, mas já "pressentindo" que ela seria executada. Macarrão disse que seguia ordens do atleta, que o chamou de "bundão", e afirmou que teme por sua vida por ser um "arquivo vivo". "Guardei isso tudo dois anos, quatro meses e 22 dias. Não aguentava mais porque não sou esse monstro que todo mundo colocou. Não sou o Luiz Henrique traficante, que acabou com a vida do Bruno. Se alguém acabou com a vida, foi ele que acabou com a minha. Sei que agora sou X9 (alcaguete), mas minhas filhas estão crescendo. Agora sou um arquivo vivo. Tenho medo de morrer", afirmou Macarrão durante depoimento que, no meio da madrugada, já ultrapassava três horas de duração no julgamento pelo assassinato de Eliza, desaparecida desde junho de 2010. Macarrão narrou toda sua relação com o goleiro, mas evitou qualquer citação ao ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ter executado a vítima. "Ele não vai acusar o Bola, porque teme pela vida de sua família", afirmou o advogado José Arteiro, assistente da acusação no processo. As declarações foram feitas após a exibição de vídeos com reportagens sobre o caso, além das imagens com o relato de Sérgio Rosa Sales sobre os últimos dias de Eliza Samudio no sítio de Bruno em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Sales era primo de Bruno e era o único acusado do homicídio de Eliza que aguardava o julgamento em liberdade, mas foi assassinado em agosto. O relato dele foi essencial para as investigações em torno do caso. Entre os vídeos exibidos estava também uma conversa de Bruno com policiais civis que fizeram a escolta do goleiro do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, após ele ser preso por determinação da Justiça. Bruno chega a dizer que, diante de tudo, "não confia" mais em Macarrão. Antes de começar a ser interrogado pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos e pelos advogados de defesa, Macarrão disse também que queria pedir perdão a Elenílson Vitor da Silva, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, e a outra ex-namorada de Bruno, Fernanda Gomes de Castro, também réus no processo que devem ser julgados a partir de 4 de março de 2013, data marcada também para o julgamento do goleiro e de Bola. "Aconteceram várias coisas nesses dois anos e meio que complicaram a vida deles", afirmou, referindo-se ao período em que foi morar no Rio de Janeiro trabalhando para o jogador.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC sou surpreendido com a notícia da morte do historiador HERNÂNI DONATO, nosso presidente de honra. A MARINEI passa para todos os nossos associados esse comunicado nada agradável.
Os componentes da chapa de oposição as eleições da AOMESP, dia 6 de dezembro, reúnem-se no terceiro andar do MMDC. Entre eles: CORONEL PM NELSON CHIAVONE (candidato a Presidente da Diretoria Executiva). Estão presentes: CORONEL PM JOSIAS, CORONEL PM IVAN, CORONEL PM DILTON, CORONEL PM MANUEL ABISSI NOGUEIRA e muita gente conhecida. Gostaria de estar junto com eles, mas tenho de atender o SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, que vem propor fazermos as próximas reuniões dos terceiros sábados mensais no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. É uma idéia que poderá vingar caso não possamos usar mais o Monumento Mausoléu em 2013, ano prometido pelo Governador GERALDO ALCKMIN para o início do restauro do marco histórico de São Paulo, com referência ao Movimento Constitucionalista de 1932.
A morte de HERNÂNI DONATO faz com que me desloque, depois das 16 horas, para a Academia Paulista de Letras, onde é aguardado o corpo, que ali será velado. Cumprimentamos dona NELLY DONATO, seus filhos, o historiador MARINS, companheiro de HERNÂNI, da cidade de BOTUCATU, WÁLTER TAVERNA, Prof. JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, MARGARIDA e vários amigos da Academia Paulista de Letras, entre eles o nosso poeta PAULO BOMFIM. É um momento triste. Vamos fazer nossas despedidas ao grande historiador que muito amou a causa paulista da Revolução de 32, inclusive autor de dois livros históricos abordando a causa constitucionalista. Mais tarde ainda volto ao MMDC. Entro em contato com o CAPITÃO PM ANÍSIO, da área centro, solicitando que o batalhão da área do LARGO DO AROUCHE – 7º BPMM – faça o policiamento do local do velório durante a noite. Sofrível o retorno para GUARULHOS. Duas filas extensas aguardam as chegadas dos ônibus, presos na marginal TIETÊ, por motivos que desconhecemos.  

A imprensa regional paulista perdeu o jornalista e publicitário CÉLIO FRANCO DE GODOY JÚNIOR, de 55 anos. ele teve passagens pelo “DIÁRIO DE GUARULHOS”, onde foi diretor de marketing e publicidade, e pelo “DIÁRIO DO GRANDE ABC”, tendo sido editor assistente, editor, repórter especial, colunista e editor-chefe, entre 1980 e 1990. Também foi colaborador da PLAY-BOY e de O ESTADO DE SÃO PAULO. Ele também chegou a ser professor de jornalismo na UNIVERSIDADE METODISTA. Nos últimos anos, assessorou campanhas políticas e fez assessoria de imprensa para empresas. Uma despedida com fotos está disponível no YOUTUBE. Nela consta o texto da amiga ALESSANDRA CORRÊA. “O CÉLIO viveu intensamente, amou, viajou, teve uma esposa  incrível, três filhos maravilhosos, foi amado pela família e pelos amigos, e amou a família e os amigos. Homem de opiniões fortes, sempre soube o que queria e do que gostava. Nos fazia sentir mais inteligentes porque era uma pessoa inteligente e estimulante.”O  jornalista WALTER ESTEVAM JÚNIOR escreveu um editorial no “ABC REPÓRTER” sobre o amigo. “Impecável na forma e primoroso nos conteúdos. A sua cultura, inteligência, perspicácia, rapidez de raciocínio e sua coragem beiravam os limites da genialidade. Gênios são difíceis de entender, sendo por isso polêmicos, geralmente perseguidos e discriminados. Iconoclasta e demolidor de tabus, cáustico e veemente, tinha a rara coragem do jornalista que, com argumentos irretorquíveis, não fazia concessões a própria consciência nem se curvava aos poderosos de turno: CÉLIO escrevia em estado de alerta para e pela sociedade. Ele não se importava se isso lhe traria problemas. Geralmente, trazia...Infernizou a vida de inúmeros políticos duvidosos. Pagava sem lástimas o preço de sua ousadia e sua indignação ante injustiças, num mundo eternamente avassalado pelos predadores no poder. Perdemos um mestre e um amigo.” CÉLIO morreu neste 22 de novembro, no Hospital SÃO PAULO. O seu corpo será cremado no Cemitério de VILA ALPINA, na zona leste da capital.  

As toneladas de 150 mil itens do acervo, as intempéries, os 122 anos de idade e a falta de conservação deixaram em más condições o prédio do MUSEU PAULISTA – mais conhecido como MUSEU DO IPIRANGA - , um dos mais visitados cartões postais de SÃO PAULO. Pedaços de reboco da fachada estão caindo e o forro de um dos principais salões cedeu 10 centímetros, determinando sua interdição. A esses problemas soma-se uma outra questão fundamental: o prédio, que recebe 300 mil visitantes por ano, não segue normas de acessibilidade a deficientes físicos. Um plano de recuperação do museu será executado ao longo do próximo ano e, durante as obras, a diretora SHEILA WALBE ORNESTEIN não descarta o fechamento parcial ou total da instituição. “Quando formos recuperar os salões que tiveram problemas no forro, precisaremos esvaziar essas salas cheias de mobília. Provavelmente teremos de acondicionar esse acervo no nosso salão nobre, restringindo ali o acesso”, afirma. “Durante as obras no subsolo, ficaremos sem banheiro para visitantes. Há uma situação de fechamento”, avisa. O projeto de recuperação já foi traçado e vem sendo estudado por profissionais da Universidade de São Paulo (USP) – instituição que administra o museu – e por conselheiros dos três órgãos de proteção do patrimônio que tombaram o edifício – o IPHA, o CONDEPHAAT e o CONPRESP. A próxima reunião está agendada para o dia 30 de novembro.
Às margens do Córrego do IPIRANGA, o prédio ficou pronto em 1890. Foi obra do arquiteto e engenheiro italiano TOMMASO GAUDENCIO BEZZI. O monumento foi transformado em museu em 1895 – no primeiro ano, já recebeu 40 mil visitantes. Passou a ser administrado pela USP em 1963. Em sua história, o museu ficou fechado apenas quatro períodos – em 1921, de 1953 a 1955, em 1961 e em 1963. A última reforma foi nos anos 1980.
Do célebre AFONSO D- ESCRAGNOLLE TAUNAY (1876-1958) à diretora anterior à atual, CECÍLIA HELENA DE SALLES OLIVEIRA, o MUSEU PAULISTA sempre foi conduzido por historiadores. SHEILA WALBE ORNSTEIN é a primeira arquiteta a ocupar o cargo. Sua nomeação no primeiro semestre deste ano, pelo reitor da Universidade de São Paulo, JOÃO GRANDINO RODAS, não foi por acaso. Autora de sete livros e ex-vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, SHEILA tem a missão de administrar, em seus quatro anos de mandato, o MUSEU PAULISTA com cabeça, coração e talento arquitetônico. Ela não parece ter pressa. Frisa que o trabalho precisa ser feito com a calma, o cuidado e a paciência exigidas por um centenário edifício tão maltratado. Inspira-se o tempo todo no engenheiro e arquiteto italiano TOMMASO GAUDENZIO BEZZI (1844-1915), autor do projeto. Reconhece que, não fosse a perícia do autor, o prédio – projetado para ser um monumento e não um museu – não teria suportado tanto tempo o peso. Seu desafio é planejar o futuro. Colocar em prática um plano de ação que garanta a sobrevivência do edifício que guarda itens importantíssimos para a História do Brasil. Em suas palavras, “é preciso deixá-lo, como patrimônio, no século 19, mas, ao mesmo tempo e cuidadosamente, transportá-lo para o século 21”.       

Dono do site noticioso ÚLTIMA HORA NEWS, o ex-policial militar EDUARDO CARVALHO, 51 anos, foi baleado e morto na noite de ontem, em CAMPO GRANDE (MS), quando chegava em casa. Ele foi atingido por cinco tiros ao estacionar sua moto na rua. EDUARDO era conhecido por fazer denúncias contra policiais na coluna que assinava no site. Vizinhos disseram ter visto dois suspeitos fugirem em uma moto.

Após 20 meses de conflitos na SÍRIA, cerca de 40 mil pessoas morreram segundo a ONG OBSERVATÓRIO SIRIO DOS DIREITOS HUMANOS. De acordo com a ONG foram mortos 28.026 civis, 10.150 militares favoráveis ao governo e 1.379 rebeldes. A organização informou que os dados são coletados por meio de redes de militantes e profissionais da área de saúde da SÍRIA.

A guerrilha colombiana FARC libertou três funcionários chineses do setor petrolífero e o tradutor deles após mais de um ano de cativeiro em acampamentos na selva. A libertação na noite de ontem acontece no momento em que negociadores do governo da COLÔMBIA e das FARC estão reunidos em HAVANA, em CUBA, para fechar um acordo de paz.

Pela primeira vez, depois de oito dias de conflitos intensos, a FAIXA DE GAZA e as comunidades israelenses que ficam ao seu redor tiveram hoje a primeira noite e madrugada de tranqüilidade. O clima de calmaria foi possível depois do acordo de cessar-fogo firmado pelas autoridades de ISRAEL e do HAMAS. Paralelamente à trégua, o Exército israelense anunciou a detenção de 55 palestinos na CISJORDÂNIA sob a acusação de terrorismo.         

2 013    :    -     SEXTA-FEIRA
Antes de sair de casa, tomo conhecimento de um artigo de CARLOS BRICKMANN, que resolvo colocar em meu blog:
(*) - ATENÇÃO: COLUNA EXCLUSIVA PARA A EDIÇÃO DOS JORNAIS DE DOMINGO, 17/ NOVEMBRO/ 2013
Mensalão, prisões, corrupção - chega! Noticiário político virou noticiário policial e esta coluna cansou. O mais importante é o que a fumaça da ladroeira encobre: que um assalto muito maior esfola o cidadão. O total de impostos pagos neste ano já superou R$ 1,4 trilhão. Esse monumental volume de dinheiro entregue aos governos reduz a capacidade de investimentos das empresas e a possibilidade de compra dos indivíduos; desestimula a iniciativa individual - pois, num bom número de casos, ganhar mais significa receber menos, já que o imposto dá um salto. É tanto dinheiro que permite gastos públicos injustificáveis - dos milhares de funcionários do Congresso à gigantesca frota de carros para governantes e políticos em geral, de recursos para o Mensalão às mordomias oficiais.
No ano passado o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo levou 12 dias a mais para atingir R$ 1,4 trilhão. São os impostos crescendo, ano a ano. Corrupção? Café pequeno, mesmo sendo muita. No excelente Blog do Noblat (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/) do dia 15, além do Mensalão, há cinco casos de corrupção, envolvendo diversos partidos, diversos Estados e Municípios, diversos níveis de poder.
O ministro Luís Roberto Barroso diz que "a corrupção não tem partidos (...) Nestes poucos meses, explodiram escândalos em um Ministério, em um importante Estado e em uma importante prefeitura".
É muita corrupção e combatê-la é importante. Mas não tão importante quanto a Grande Esfola Tributária, mãe de todos os casos de ladroeira governamental. Lá...O ex-presidente alemão Christian Wulff está sendo julgado em Hannover. Motivo: um amigo, produtor de cinema, pagou sua visita à Oktoberfest de Munique e sua conta de hotel, no valor total de R$2.170 (700 euros). É pouco? Por isso, Wulff teve de renunciar à Presidência e abandonou os planos de candidatar-se a primeiro-ministro, na sucessão de Angela Merkel. Os promotores lhe ofereceram um acordo, desistindo da acusação se admitisse a culpa e pagasse € 20 mil de multa. Wulff recusou: disse que preferia ser julgado e defender sua honra. ...e cá
Sete deputados federais brasileiros, para cumprir três compromissos em Nova York nesta segunda, 18, viajaram na última quarta, recebendo diárias pelo período integral. Henrique Alves (PMDB) tem direito a US$ 550 por dia; Fábio Faria (PSD), Márcio Bittar (PSDB), Esperidião Amin (PP), André Figueiredo (PDT), Danilo Fortes (PMDB) e Eduardo da Fonte (PP) recebem US$ 428 de diária. Os sete pegaram jatinho da FAB de Brasília para São Paulo, seguindo então, sempre por conta da Câmara, para Nova York. Todos foram com as esposas - estas sem diárias. Dois assessores viajaram antes, para preparar tudo. E quais os compromissos tão importantes? Na segunda, encontrarão o presidente da Assembléia Geral da ONU, John Ashe, e o presidente do Conselho de Segurança, Liu Ji-ey. E darão entrevista à Rádio ONU. Cada passagem custa R$ 19 mil, ida e volta.
Festa macabra...A exumação do corpo do ex-presidente João Goulart foi preparada como uma festa política (a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, é candidata ao Senado no ano que vem, pelo PT). Uma empresa de promoção de eventos, a Capacitá, de Porto Alegre, foi contratada para organizar as cerimônias em São Borja, onde estava o corpo, e Brasília, para onde foi levado; cinco cerimonialistas prestaram serviços. A ministra exigiu a montagem de um palanque e pediu à Prefeitura a decretação de feriado. Doze peritos foram designados para exumar e examinar o corpo, em busca de indícios de assassínio. O neto de Goulart, João Marcelo, estuda Medicina em Havana (sem vestibular, indicado pelo PDT); e fez questão de trazer um professor cubano de quem gosta, Jorge Perez, para ajudar. Deu tudo errado: num jazigo com oito corpos, por duas vezes os peritos do Governo retiraram caixões errados. Procuraram então o coveiro que fez o enterro; já tinha morrido. Mas tinha contado ao filho os detalhes do sepultamento. Foi o filho do coveiro que indicou à comissão internacional de peritos qual o caixão certo. E foi o dono de uma funerária local que emprestou as ferramentas para retirar o caixão, já que a comissão internacional de peritos não as tinha levado.
...mas exclusiva Decidida a exumação, o Ministério Público e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul convocaram a PUC para retirar o corpo e examiná-lo. A ministra Maria do Rosário os afastou do caso: queria porque queria comandar a cerimônia. E a comandou do seu jeito, de cima do palanque.
Pois é. Vinde a mim as criancinhas Eduardo Gaievski, primeiro-assessor da ministra Gleisi Hoffmann, cotadíssimo para coordenar sua campanha ao Governo do Paraná pelo PT, preso pela acusação de pagar meninas pré-adolescentes para sessões de sexo, contratou um advogado famoso, Elias Mattar Assad. Assad tenta, na quinta, liberar seu cliente para passar Natal e fim de ano em casa, ao lado da família. Ou de parte da família: seus irmãos Edmundo e Francisco foram presos preventivamente, acusados de pressionar testemunhas para obrigá-las a retirar suas denúncias.

WILLIAM MASCARENHAS, neto do MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, convidou-me para o ato de entrega de um quatro a óleo do marechal à SASDE, no Comando Militar Sudeste, nesta manhã. Mas o trânsito está muito ruim, por causa dos chuvisqueiros. Saio cedo de casa e vou chegar no CMSE quando o evento já está começando. O GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, acompanhado do GENERAL-DE-DIVISÃO CAMPOS e do GENERAL-DE-BRIGADA SARDINHA, está entregando um diploma a autoridades que são consideradas amigas do Comando Sudeste. Depois desse ato é que vamos nos reunir em uma sala para a realização da doação do quadro do MARECHAL MASCARENHAS. O que me chama a atenção é a amizade dos participantes do evento. O GENERAL ADHEMAR participa com seu amigo GENERAL MARCUS VINÍCIUS e também os GENERAIS CAMPOS e SARDINHA. O Presidente da SASDE é o CORONEL LEITE a quem é entregue o quadro. FRANCISCHETTI pintou o quadro para o WILLIAM, dado o seu parentesco com o Marechal. Mas este prefere deixar o quadro com a SASDE, da qual é associado. FRANCISCHETTI nasceu em POÁ e é me apresentado pelo WILLIAM. Lembramos muitos amigos em comum da cidadezinha onde nascemos.  
Ainda há uma continuidade nas comemorações da SASDE no Círculo Militar. Mas são mais de 12 horas e prefiro me dirigir ao MMDC, visto hoje ser sexta-feira e resolvermos alguns casos pendentes.
Chegaram os diplomas das medalhas que serão entregues na solenidade do NÚCLEO MMDC-GUARULHOS, em 7 de dezembro. Assino todos eles, liberando-os para a assinatura do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito. MARINEI está organizando uma listagem de novos associados e já apronta também as carteirinhas da inscrição na Sociedade.
SIDNEI LOBO PEDROSO, da FACULDADE DAMÁSIO, não vem para entrega do convite para o Cmt. Geral, conforme combinou comigo ontem. Recebo visitas da DANIELLE e seu marido, bem como de sua mãe. Vêm conversar comigo assuntos domésticos, mas que ocupam uma parte desta tarde.
A chuva atrapalha bastante o trânsito nesta tarde. O retorno para GUARULHOS não é nada agradável.
Em casa, no computador, vou verificar o blog do FRANCISCHETTI. Interesso-me pelo artista plástico que pintou os dois enormes quatros que estão no Comando Sudeste: a réplica da famosa tela de PEDRO AMÉRICO e a outra de VICTOR MEIRELES.
Pintor e desenhista autodidata Natural de Poá - SP aos 07 de fev de 1946 Tendo iniciado na arte aos seis anos de idade, maneja o pincel com muita habilidade, colocando as formas e cores com uma facilidade digna dos grandes mestres. Em sua existência sempre aspirou ser artista, necessitando da pintura e do desenho tanto quanto o ar que respira, portanto a arte de desenhar e pintar, é o que mais deseja na vida. O hábil desenhista tem uma necessidade febril em esboçar e pintar suas marinhas e paisagens, em qualquer hora do dia ou da noite, sempre utilizando sua técnica "a la prima". Sua filosofia de vida está no desenho e na pintura, a qual se resume em um só objetivo, " Ser pintor, e pintar tudo o que é belo, não para si, mas para a humanidade". Seu maior desejo é ver sua obra ostentada e imortalizada. Durante sua carreira que se arrasta por mais de meio século, recebeu vários prêmios em várias categorias e modalidades, troféus , ouro, prata, bronze, menções honrosas, mas para si mesmo considera como o maior prêmio, o reconhecimento da sua arte. Atualmente sua maior vibração é passar para os alunos, todo o conhecimento técnico adquirido no decorrer dos anos, com a compensação de poder olhar para trás e ver que a perda de suas horas de lazer durante toda sua infância e adolescência adquirindo técnicas, não foi em vão, muito pelo contrário, é hoje de grande valia para orientá-los com a facilidade de um verdadeiro mestre. (Texto do livro dos dez anos da ABD- Rio das Ostras, 06/ fev / 2004)
Óleo sobre tela 50x70 cm
Esta tela eu pintei tentando retratar as manhãs frias do meu estado- São Paulo- através da respiração do potrinho.
Este painél foi pintado na praia do centro de Rio das Ostras - RJ onde procurei mostrar a beleza da praia com seu pier e o magnífico pôr do sol com seus raios refletindo na água atraves das colunas e também a atividade dos pescadores com suas embarcações humildes.
Óleo sobre tela 60x80 cm
Esta tela foi pintada por inspiração e para retratar um de meus sonhos. Sempre quis morar próximo ao mar numa casinha simples onde pudesse apreciar as noites de lua cheia. Essa tela marca também uma fase da minha pintura onde a noite enluarada passou a ser o tema principal. houve uma época em que eu expunha meus trabalhos na feira de artes do Embú SP e quando encerrava as atividades, já era noite. Então eu ia a um restaurante que ficava na praça da matriz e continuava pintando a igreja do Embú à noite, e para poder ver o que estava pintando, eu ficava embaixo de um poste com uma arandela com pouca luz e ia pincelando todas as nuances que são próprias da noite enluarada e as frestas de luz que saíam da igreja pelas janelas e portas me deram a inspiração desta tela da Casa de Caiçara.
Você já visitou o museu do Sambaqui da Tarioba que fica atrás da casa da Cultura de Rio das Ostras? Lá estão os painéis que pintei e doei para o Museu. São cinco painéis e medem aproximadamente 15 metros de extensão e foram pintados em 21 dias. Neles retratei como era Rio das Ostras há 4 mil anos atrás, com sua flora e fauna. Vale a pena conferir
Veja toda a sequência de como eu fiz essa pintura em vídeo no You Tube.
É só clicar neste link abaixo:
Óleo sobre tela 80x100 cm
Essa foi a primeira tela que pintei quando me mudei para Macaé-RJ. Era uma noite de agosto de 1992. Eu estava sentado em minha varanda me deliciando da brisa noturna que vinha do mar e acompanhava atentamente os movimentos das ondas que pareciam querer vir até mim para me abraçar desejando-me boas vindas, havia sobre a superfície um mágico brilho prateado que cintilava sem parar, que vinha da lua cheia que aparecia timidamente por trás das nuvens e vinha de mansinho, de vez em quando me espreitar. Ah! Eram minhas preces que estavam naquele momento sendo tendidas após longos anos de pedidos que fiz ao Pai Celestial, que me desse pelo menos uma vez na vida a oportunidade de poder apreciar um espetáculo como aquele para que eu pudesse em alguma tela retratar... der repente ouvi um pipocar estranho que entrecortava o espocar das ondas, e no lusco-fusco surge a silhueta de uma pequena embarcação que vagarosamente atravessa aquele magnífico cenário. Corri desesperadamente para meu atelier e no velho e amigo cavalete aquela tela puramente branca em algumas horas satura-se de cor vindas de meu pincel que febrilmente fora agitado, arrastado e esfregado nela tantas vezes proporcionando a alegria de poder retratar mentalmente, aquela cena que durante muitos anos de minha vida, sonhara por aquele momento.
Ela foi usada pela Telemar para Cartão telefônico da série Rio dasOstras - RJ
Óleo sobre tela 100x200 -
Vista aérea do Quartel - Forte Marechal Hermes de Macaé - RJ
Acervo do Gabinete de Comando do Forte
Esta tela foi uma releitura do Artista Victor Meirelles cujo original que mede 400x700 cm, está no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
A releitura que pintei no meu atelier em Macaé-RJ no ano de 1996 mede 250x500 cm está permanentemente exposta no Comando Militar do Sudeste - Ibirapuera - São Paulo.

Esta é minha maior pintura. É um mural que mede 6 metros de altura por 12 metros de comprimento. Ele está permanentemente exposto no Comando Militar do Sudeste que fica atrás da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no parque do Ibirapuera na Capital paulista. É uma releitura do famoso quadro de Pedro Américo: "Independência ou morte" que é acervo do Museu do Ipiranga. Foi o maior desafio que enfrentei até hoje em minha carreira artística, pois copiar a obra desse grande Mestre foi para mim, um verdadeiro teste de fé, esperança, dedicação, perseverança e principalmente muita paciência. OBS: O Original de Pedro Américo que está no Museu do Ipiranga em São Paulo mede 4 metros de altura por 7 de comprimento.
Óleo sobre tela 100x200 cm
Esta tela eu pintei por encomenda para O Comando Militar do Leste e foi inaugurada pelo Ministro do Exército Gen Zenildo no Museu do Exército-Forte Copacabana- Rio de Janeiro
Quem sou eu
Minha foto
Rio das Ostras, RJ, Brazil
Sou um artista plástico autodidata que ama o desenho e a pintura. Ao entrar neste Blog espero que sintas a mesma emoção que senti ao pintar meus quadros.Ao entrar na minha página, espero que se sinta como se estivesse percorrendo os caminhos, estradas, campos, florestas e praias do Brasil. Minhas telas são pintadas a óleo, onde procuro reproduzir a natureza como a vejo, ou seja, tal e qual ela é. Antes que os humanos a modifiquem por completo! Na verdade, quando estou pintando me sinto dentro da tela, e puxando tudo que vejo aqui fora para dentro dela.

Pai e filho mortos nesta manhã em uma tentativa de roubo na Rua CARAIPÉ DAS ÁGUAS, na VILA CURUÇÁ, zona leste da capital, planejavam fazer uma reunião com toda a família na praia no fim do ano. NATANAEL RODRIGUES SOUZA, de 47 anos, e os filhos DIEGO DE SOUZA SILVA, 20 anos, e RODRIGO SILVA DE SOUZA, 22 anos, o primogênito do autônomo, saiam de casa em direção ao trabalho, quando foram abordados por dois homens que anunciaram o assalto.
O filho mais novo tinha manobrado o UNO na garagem para o pai sair com a KOMBI quando os criminosos chegaram. DIEGO, então, acelerou o carro e atropelou o bandido, mas um comparsa atirou no jovem.
Ele ainda conseguiu dirigir, mas, em seguida, bateu com o carro num poste. O pai também foi atingido após brigar com o criminoso. O outro filho escapou porque caiu atrás da KOMBI, que permaneceu dentro da garagem.
A família das vítimas está em estado de choque. Pai e filhos tinham uma empresa de manutenção de equipamentos. Saiam todos os dias por volta das 6 horas, mas hoje, por conta do rodízio de veículos, resolveram ir mais cedo.
O pai de NATANAEL, ANATAEL PEDRO DE SOUZA, 78, não se conformava de perder o único filho. “Criei meu filho para ser trabalhador e honesto. Tudo o que ele conquistou foi com o suor dele. Perdi meu filho e meu neto querido. Queria justiça, mas sei que não vai acontecer nada.” DIEGO planejava ficar noivo no próximo ano. Trabalhava durante o dia e, à noite, fazia curso de especialização na área de manutenção. Não tinha um dia que não saía de casa sem dar um beijo nos pais e avós. “Não vou mais ver meu netinho nem receber o beijo dele”, comentou o avô materno, NEI FAUSTO SILVA, de 77 anos.

A diretora médica do Instituto de Cardiologia do DISTRITO FEDERAL, NÚBIA VIEIRA, e o superintendente do hospital, JOÃO DOS REIS, desmentiram, hoje, a informação do advogado LUIZ FERNANDO PACHECO de que seu cliente, o deputado federal licenciado JOSÉ GENOÍNO, teve um princípio de infarto na quinta-feira. Horas após ser internado, o ex-presidente nacional do PT, condenado a quatro anos e oito meses, conseguiu o benefício de cumprir a pena em casa ou em uma unidade hospitalar adequada. Em resumo, a permanência do mensaleiro atrás das grades durou apenas seis dias. Após realização dos exames laboratoriais e de imagem, foi descartado infarto agudo do miocárdio e diagnosticado elevação dos níveis pressóricos, que pode comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta e alteração de coagulação secundária ao uso de anticoagulante, que aumento o risco de sangramentos. O paciente foi reavaliado pela manhã. Encontra-se estável e deverá permanecer internado até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros da coagulação”, concluíram os médicos. Também hoje, o Hospital UNIVERSITÁRIO de BRASÍLIA encaminhou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA, os nomes dos médicos que vão compor a junta médica responsável pela avaliação da saúde de GENOÍNO. BARBOSA foi o responsável por mandar prender o petista na sexta-feira da semana passada, dia 15, e concedeu ao condenado o direito de prisão domiciliar. A junta é formada por quatro cardiologistas da Universidade de BRASÍLIA e presidida pelo médico LUIZ FERNANDO JUNQUEIRA JÚNIOR. A perícia está marcada para amanhã, no próprio ICBDF. GENOÍNO foi submetido à cirurgia de correção de disecção da aorta, em julho, e sofreu um AVC no mês seguinte.

O desabamento de um supermercado na cidade de RIGA, capital da LETÔNIA, matou ao menos 38 pessoas ontem. É o pior desastre dos últimos anos no país. A TV estatal informou que 40 pessoas ainda podiam estar soterradas, com base em imagens captadas pelas câmeras de segurança. Entre os mortos estão três integrantes das equipes de resgate. Segundo a mídia local, trabalhadores estavam construindo um jardim no terraço da loja, um edifício de piso único localizado em um subúrbio de RIGA.

Ao menos 35 pessoas morreram em uma explosão em um oleoduto da SINOPEC na cidade chinesa de QINQDAO, por volta das 10:30 horas de hoje. O acidente ocorreu enquanto trabalhadores tentavam consertar vazamentos no duto e provocou um incêndio que levou várias horas para ser controlado. As atividades do porto foram paralisadas. A explosão causou um enorme buraco na rodovia.

O Tribunal Internacional do Direito Marítimo ordenou hoje que a RÚSSIA liberte o navio do GREENPEACE ARCTIC SUNRISE e sua tripulação. A embarcação foi apreendida no MAR DE BARENTS em 19 de setembro pela guarda-costeira russa e a tripulação, de 30 pessoas, incluindo 28 ativistas da ONG, de 18 nacionalidades diferentes, como a brasileira ANA PAULA MACIEL, foi detida. ANA PAULA MACIEL pagou fiança e foi liberada.

O médico que ajudou os ESTADOS UNIDOS a localizarem o líder da rede AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN, foi indiciado hoje por homicídio pelo PAQUISTÃO. SHAKIL AFRIDI, considerado um herói por autoridades dos EUA, foi preso depois que soldados norte-americanos mataram BIN LADEN em maio de 2011 em uma operação secreta, o que causou indignação no PAQUISTÃO e mergulhou em crise as relações entre os dois parceiros estratégicos.

O casal suspeito de manter três mulheres em cativeiro por mais de 30 anos em LONDRES já havia sido preso na década de 1970, segundo informou a polícia britânica. Os dois, ambos de 67 anos, foram investigados por crimes de imigração, mas, de acordo com as autoridades, não há indícios de ligação com qualquer grupo. Eles foram soltos hoje sob fiança, um dia após a detenção. O comandante STEVE RODHOUSE afirmou que as três sofreram agressões físicas e eram controladas emocionalmente. DAVID CAMERON, primeiro-ministro classificou o caso de “absolutamente terrível”. As reféns foram libertadas em 25 de outubro pela polícia – e não na quinta-feira como havia sido divulgado pela imprensa – num trabalho realizado em parceria com a ONG FREEDOM CHARITY.         

2 014     :      -     SÁBADO
Minha viagem a CAMPO GRANDE e outras atribulações na semana que passou, fizeram com que minhas memórias ficassem em compasso de espera. Esta é a razão para que neste sábado trabalhe muito no computador.
LUCINDA chamou seu sobrinho ALEXANDRE para continuar a pintar as paredes do quintal. Ele vem acompanhado de sua esposa e, durante o dia todo, trabalha nisso.

Foi suado, mas o INTERNACIONAL conseguiu conquistar a vitória no último lance do jogo, aos 49 minutos do segundo tempo. Hoje, no BEIRA-RIO, o COLORADO derrotou o ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 1, passou o CORINTHIANS, que tem uma partida a menos, e ficou na terceira colocação.
De olho na final da COPA DO BRASIL, na próxima quarta-feira, contra o CRUZEIRO, o técnico LEVIR CULPI poupou quase todos os titulares do GALO -a penas o goleiro VICTOR e o volante PIERRE começaram jogando. Empurrado pela torcida, que lotou o BEIRA-RIO, o COLORADO começou o jogo pressionando o ATLÉTICO MINEIRO e não demorou muito para abrir o placar. Aos 19 minutos, JORGE HENRIQUE cruzou na área e RAFAEL MOURA apareceu livre para conferir.
Enquanto os torcedores ainda comemoravam o gol, FABRÍCIO fez pênalti em EDUARDO. Na cobrança, aos 23 minutos, DODÔ deixou tudo igual: 1 a 1.

A expectativa é de emoção até a última volta desta temporada da Fórmula 1. Com a eletrizante briga entre os companheiros da MERCEDES, a disputa pelo título segue indefinida. Hoje, no treino classificatório, o vice-líder NICO ROSBERG garantiu a pole position no GP de ABU DHABI, seguido pelo colega LEWIS HAMILTON, o primeiro colocado na tabela.
Apesar de a diferença entre os dois ser de 17 pontos na classificação, basta o alemão vencer a prova e o inglês não chegar em segundo para ele ser campeão, pois a pontuação é dobrada na última etapa do ano.
"Largar em primeiro é o melhor lugar para estar, mas foi só um passo, um passo muito pequeno. Este fim de semana é sobre o campeonato, não sobre a pole", minimizou NICO, que espera ver o finlandês VALTTERI BOTTAS, o terceiro do grid, aprontar durante a corrida.
FELIPE MASSA queria mais. Quarto colocado no grid do GP DE ABU DHABI, o piloto brasileiro esperava terminar o treino classificatório à frente de seu companheiro da WILLIAMS, o finlandês VALTTERI BOTTAS, terceiro do dia.

Foram exatos 349 dias em que o torcedor vascaíno teve de aguentar as piadas e as brincadeiras dos rivais por estar na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a agonia acabou para o clube de SÃO JANUÁRIO. Depois de empatar hoje com o ICASA por 1 a 1, o CRUZ-MALTINO alcançou os 63 pontos necessários para garantir matematicamente o seu retorno à elite do futebol nacional.
A torcida vascaína fez a sua parte. Lotou o MARACANÃ e estabeleceu o recorde de público da Segunda Divisão deste ano. Foram 56.634 presentes. No entanto, o futebol apresentado pelo VASCO não empolgou. Na verdade, o desempenho foi tão ruim que, ao fim da partida, mesmo com o acesso garantido, vaias e gritos de "vergonha" ecoaram no estádio que abrigou a decisão da COPA DO MUNDO.
O campeão da Série B deste ano será conhecido apenas no próximo sábado. Hoje, com o empate do JOINVILLE em casa contra o LUVERDENSE pela contagem de 1 a 1, a PONTE PRETA poderia ter assumido a liderança da competição. Mas a MACACA perdeu para o AMÉRICA MINEIRO por 1 a 0, no MOISÉS LUCARELLI.

Sete pessoas ficaram feridas em um acidente entre dois carros nesta madrugada no bairro do TUCURUVI. O motorista de um dos veículos, no qual havia uma garrafa de bebida alcoólica vazia, fugiu do local.
Segundo a polícia, um dos carros, um GOLF SPORTLINE preto, era conduzido por GABRIEL GUSTAVO MARIUSSO LUZ, de 18 anos. A bordo também estavam as irmãs INGRID DA SILVA MENZ e DAPHINE DA SILVA MENZ, ambas de 18 anos. O outro veículo, que era dirigido por um homem tatuado que ainda não foi identificado, pois fugiu da cena do acidente, era um GOL preto.
Os policiais militares que preservavam o local do acidente para a perícia disseram que, por volta das 3 horas, os dois veículos, que estavam em alta velocidade na Rua ÁLVARO MACHADO PEDROSA, se esbarraram.
O carro de GABRIEL bateu em um poste que foi derrubado tamanho o impacto da colisão. O outro veículo seguiu por cerca de mais 15 metros e invadiu a casa do aposentado JOSÉ BENITES MOLINARI, de 77 anos.
Com a batida também ficaram feridos PAULO CÉZAR ALVIM, de 20 anos, que foi levado para a SANTA CASA, no Centro, VICTOR DOS SANTOS SILVA FERNANDES, de 18 anos, que foi socorrido no Hospital SÃO CAMILO, no MANDAQUI,  FELIPE PEDROSO DONATELI, de 18 anos, levado ao Hospital do MANDAQUI e FÁBIO GILES GOMES RIBEIRO, de 22 anos, socorrido para o mesmo hospital que FELIPE.
As irmãs INGRID e DAPHINE foram levadas para o Pronto-Socorro do Hospital Vereador JOSÉ STORÓPOLI, na VILA MARIA. O estado de saúde delas não foi divulgado. O motorista GABRIEL também ficou levemente ferido. O aposentado ALCIDES BENITES, de 74 anos, irmão de JOSÉ, disse que é comum no local acidente por causa de rachas.

Um agente penitenciário foi morto hoje pela manhã durante assalto no JARDIM D´ABRIL, na zona oeste da capital. O crime ocorreu por volta das 5 horas, quando a vítima trafegava pela Avenida ENGENHEIRO QUEIRÓS TELES, altura do número 600, em uma moto. Dois criminosos participaram do roubo. O veículo foi levado.

Em depoimento de delação premiada à Justiça, um diretor da empresa TOYO SETAL afirmou que pagou 40 milhões de reais ao lobista FERNANDO SOARES, conhecido como FERNANDO BAIANO, para intermediar a compra de sondas de perfuração para a PETROBRÁS. No depoimento, JÚLIO GERIN DE ALMEIDA CAMARGO declarou que o valor foi repassado para SOARES por meio de contas indicadas por ele no URUGUAI e na SUÍÇA.
CAMARGO afirmou que em 2005 atuou como agente da empresa SAMSUNG para vender para a PETROBRÁS duas sondas de perfuração de águas profundas na ÁFRICA e no GOLFO DO MÉXICO. Para fechar o negócio, o delator disse que procurou SOARES "pelo sabido bom relacionamento" dele na área internacional e de abastecimento da empresa, dirigidas à epoca por NESTOR CERVERÓ e PAULO ROBERTO COSTA, respectivamente. Na ocasião, foram pagos 15 milhões de dólares a BAIANO para que ele "pudesse concluir a negociação em bom êxito" junto à diretoria da estatal.
Dois meses depois de o negócio ser finalizado, o delator foi procurado por BAIANO para a compra de outra sonda. Segundo CAMARGO, na segunda compra, o valor pago de propina subiu para 25 milhões de dólares. A defesa de FERNANDO BAIANO confirma que ele fez negócios com a PETROBRÁS, mas de forma lícita. O advogado MÁRIO FILHO afirma que seu cliente não cobra propina.
Quatro empresas de fachada, controladas pelo doleiro ALBERTO YOUSSEF, tiveram o sigilo bancário quebrado pela Justiça Federal. Conforme a decisão do juiz SÉRGIO MORO, o objetivo é reastrear o dinheiro que pode ter sido desviado da PETROBRÁS por empreiteiras.
O juiz também determinou que PAULO ROBERTO COSTA se apresente no dia 2 de dezembro à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. A LAVA JATO bloqueou mais 33,5 milhões de reais de executivos de empreiteiras investigadas na 7ª fase da investigação.
Hoje o diretor-vice-presidente da empreiteira CAMARGO CORRÊA, EDUARDO HERMELINO LEITE, um dos presos da OPERAÇÃO LAVA JATO, recebeu alta do Hospital SANTA CRUZ, em CURITIBA, onde ficou internado devido a um quadro de hipertensão. Segundo a assessoria do hospital, ele está bem e já foi conduzido à carceragem da Polícia Federal.
Na quarta-feira, o executivo manteve silêncio durante depoimento prestado na Superintendência da PF.

O ministro ROBERTO BARROSO, Supremo Tribunal Federal, suspendeu a autorização dada ao pedido de viagem do ex-ministro da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, condenado na mensalão. DIRCEU solicitou autorização para viajar entre os dias 21 de dezembro a 4 de janeiro para passar o período natalino na cidade de PASSA QUATRO (MG) com a família e ir, entre 7 e 21 de dezembro, para SÃO PAULO e VINHEDO, a fim de tratar de assuntos relativos à sua empresa. A decisão do ministro aponta que não houve qualquer comunicação oficial sobre a liberação ao Supremo, que tomou conhecimento dos fatos por meio da página do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL.

A casa do cineasta ZELITO VIANA, irmão de CHICO ANYSIO, foi invadida pela segunda vez em quatro meses na noite de ontem, no Bairro COSME VELHO, zona sul do RIO. Cinco homens armados fizeram ele, a mulher, a produtora VERA DE PAULA, e duas amigas reféns e fugiram depois de recolher objetos de valor. ZELITO e a mulher jantavam acompanhados por duas amigas quando os criminosos invadiram o imóvel. Segundo o cineasta, os assaltantes foram muito violentos e agrediram a todos. "Desta vez foi ruim. Desta vez eles vieram em cinco, bem armados com pistola pesada e com muita violência. Eu apanhei muito".

A polícia portuguesa prendeu o ex-primeiro-ministro socialista JOSÉ SÓCRATES, de 57 anos, e mais três pessoas em uma investigação sobre suposto crime tributário, corrupção e lavagem de dinheiro, informou hoje a Procuradoria-Geral. A prisão, a primeira de um ex-premiê em PORTUGAL, acontece após detenções de outras figuras de destaque em investigações separadas nos últimos meses, à medida que a procuradoria intensifica o combate à corrupção em um país notório por seu sistema judiciário lento. SÓCRATES foi preso no Aeroporto de LISBOA ao chegar do exterior, ontem.

Insurgentes do grupo somali AL SHABAAB emboscaram um ônibus e mataram  28 pessoas nesta manhã na região nordeste do QUÊNIA. O Centro Nacional de Operações em Desastres, controlado pelo governo, afirmou em sua conta no TWITTER que o ataque ocorreu a 30 km da cidade de MANDERA. A região é repleta de armas devido à sua proximidade com a SOMÁLIA, onde o AL SHABAAB tem lutado para derrubar o governo, e a ETIÓPIA, onde o grupo armado FRENTE DE LIBERTAÇÃO OROMO tem feito incursões no QUÊNIA. O ataque reforça os temores com a falta de segurança, especialmente nas partes mais remotas do norte do QUÊNIA.   



2 015    :    -   DOMINGO
Levanto cedo e vou atualizar minhas memórias. Ao mesmo tempo, cuido também do histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, separado em cinco livros.
Pela internet, nesta manhã, fico sabendo do falecimento do CORONEL PM IRAHY VIEIRA CATALANO, através de mensagem transmitida pelo CORONEL PM CARLOS FUGA.
REPASSANDO CONFORME RECEBI
CAROS AMIGOS
BOM DIA!
É COM IMENSA TRISTEZA, QUE COMUNICO O FALECMENTO DE MEU IRMÃO CORONEL IRAHY VIEIRA CATALANO OCORRIDO ONTEM NO  FINAL DA NOITE, NA CRUZ AZUL, ONDE SE ENCONTRAVA INTERNADO HÁ QUINZE DIAS COM GRAVÍSSMA ENFERMIDADE (FIBROSE NOS PULMÕES), EM COMA INDUZIDO. A FIBROSE (INFECÇÃO NOS ALVEOLOS PULMONARES E SE PROPAGOU NOS DEMAIS ORGÃOS, CAUSANDO MÚLTIPLA FALÊNCIA.
SEU SEPULTAMENTO SERÁ NO CEMITÉRIO DE MAIRIPORÃ NO PERÍODO DA TARDE.
O CORONEL IRAHY VIEIRA CATALANO TINHA 82 ANOS E SEU ÚLTIMO COMANDO FOI COMO COMANDANTE DA ACADEMIA DO BARRO BRANCO  DA POLÍCIA MILITAR
UM FORTE ABRAÇO AMIGO
CORONEL IRACY VIEIRA CATALANO- BAURU SP
ACRESCENTO ALGUMAS INFORMAÇÕES:
O velório está sendo realizado no Hospital da Cruz Azul, ( fone 3348 4150 ) com saída prevista para 15:00 h
O sepultamento será hoje, 22/11/2015 no CEMITÉRIO JARDIM DA SERRA, localizado em Mairiporã
Endereço – Estrada da Roseira nº 1551 – Tel. 4604 2211  e  4604 4733
Horário previsto para o sepultamento:  17:00 h
GRANDE COMANDANTE ....DESCANSE EM PAZ
IRAHY VIEIRA CATALANO nasceu no dia 21 de janeiro de 1933. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1952. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1953; 1º TENENTE - 15 de dezembro de 1957; CAPITÃO - 25 de agosto de 1962; MAJOR 15 de dezembro de 1967; TENENTE-CORONEL - 12 de novembro de 1969; CORONEL - 15 de dezembro de 1975.

22/11/2015 18h53 - Atualizado em 22/11/2015 21h28
Corinthians atropela o São Paulo e aplica maior goleada do Majestoso
Em tarde de gala, Timão usa apenas três titulares, faz 6 a 1 no rival com facilidade e ouve gritos de “olé” desde o primeiro tempo. Tricolor permanece no G-4
Por GloboEsporte.comSão Paulo
 “É campeão, é campeão”. Antes do clássico era uníssono em Itaquera. Com a bola rolando, a Fiel teve motivos de sobra para aumentar o volume. Foram necessários apenas 31 minutos para os primeiros gritos de “olé”, que ganharam ainda mais corpo no decorrer da partida. Um passeio traduzido pelo placar: Corinthians 6 x 1 São Paulo. 
Foi uma tarde de gala. O placar é a maior goleada da história do Majestoso – o Timão já havia vencido por 5 a 0 em 96 e em 2011. A Fiel também deu show: 44.967 pagantes, para uma renda bruta de R$ 2.339.497,50, quebraram o recorde de público do estádio.
A vitória deixou o Timão com 80 pontos. Assim, mesmo na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Tite já igualou o Cruzeiro de 2014, que tem até então a melhor campanha dos pontos corridos com 20 clubes.
O São Paulo perdeu a oportunidade de ficar confortável no G-4. O clube do Morumbi ainda ocupa a quarta colocação, com 56 pontos, empatado com o Internacional, mas leva vantagem nos critérios de desempate .
Passeio de domingo
Com o título confirmado, Tite escalou apenas três titulares para o clássico: Cássio, Felipe e Ralf. Do outro lado, na briga pela última vaga no G-4, Milton Cruz colocou em campo o que tinha de melhor à disposição. Quando a bola rolou, os papéis pareciam invertidos. 
A primeira chance de perigo até foi do São Paulo, aos 15. Rogério aproveitou o vacilo de Bruno Henrique, saiu na cara de Cássio, mas tocou em cima do goleiro adversário. Depois disso, o time visitante assistiu ao passeio do Corinthians em Itaquera. 
O pesadelo da bola aérea voltou a assombrar a zaga do São Paulo. Aos 26 minutos, Uendel fez o cruzamento da esquerda, Felipe testou no canto direito e obrigou Dênis a fazer grande defesa. No rebote, porém, Bruno Henrique completou para as redes.
O roteiro seria semelhante nos minutos seguintes. Aos 28, Lucca cobrou escanteio, e Romero sequer precisou sair do chão para ampliar o placar. Ainda no primeiro tempo, Edu Dracena também apareceu na área, viu Dênis defender na primeira oportunidade, mas se esticou para aproveitar o rebote e, deitado no gramado, fez o terceiro.
Os primeiros gritos de olé foram ouvidos em Itaquera já aos 31 minutos do primeiro tempo. Mas o Corinthians ainda queria mais. Milton Cruz ainda tentou melhorar o São Paulo para o segundo tempo, colocou Reinaldo e Luis Fabiano. Nada adiantou. 
Os reservas de Tite precisaram de 15 minutos para mostrarem quão bem treinado é o Corinthians. Bruno Henrique girou sobre o marcador, fez o passe para Danilo, que entregou a Lucca de letra. O talismã apenas completou. Um golaço. 
Mas não parou por aí. Apenas três minutos mais tarde, Romero apareceu livre pela direita, recebeu o passe de Fagner, invadiu a área e bateu cruzado. A bola ainda bateu em Hudson antes de balançar as redes pela quinta vez em Itaquera. 
Carlinhos ainda fez o de honra para o São Paulo. O Corinthians, no entanto, tinha Romero em tarde inspirada. O paraguaio passou por Reinaldo com facilidade, foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou o pênalti. Cristian fez o sexto. 
Ainda teve tempo de Cássio defender pênalti de Alan Kardec. A festa do título estava completa.

O estudante VITOR OLIVEIRA NUNES, de 20 anos, morreu após ser baleado durante um roubo ontem de madrugada em uma casa, em ILHABELA, litoral norte. Ele mora na capital e passava o feriado na praia.
De acordo com a Polícia Civil da cidade, dois homens invadiram o local e acordaram oito dos amigos de VITOR - que também estavam na casa e dormiam na sala - batendo com os revólveres em seus rostos.
Um estudante e sua namorada dormiam em um quarto no andar de cima do sobrado. A estudante de 19 anos, que não teve o nome revelado, contou aos policiais que ouviu o barulho da porta abrindo com um chute e, ao levantar, viu um homem encapuzado. Assustado, VITOR acordou e pulou da cama, levando um tiro no peito.
Mesmo após balear a vítima, o suspeito ainda pegou um celular que estava no quarto. Depois, desceu para terminar de roubar os outros estudantes.
A dupla fugiu levando celulares, documentos das vítimas, roupas, mochilas, carteiras e chaves. Nenhum dos criminosos foi preso.
O estudante foi levado a um hospital da região, mas chegou morto. Seus amigos e a namorada não ficaram feridos.
O caso foi registrado como latrocínio. A polícia acredita que comparsas aguardavam a dupla fora da casa e busca imagens para identificar os bandidos.

Dois homens morreram em uma troca de tiros com policiais militares à paisana, nesta madrugada, na zona leste da capital. De acordo com a Polícia Civil, três homens tentaram roubar um entregador de pizza que estava na porta de um condomínio. Entretanto, dois PMs que estavam no local perceberam a ação e teriam dado voz de prisão, mas os homens reagiram. Na troca de tiros, dois foram baleados. Um morreu no local e o outro fugiu, mas foi encontrado sem vida em uma rua próxima. O terceiro criminoso fugiu.

Soberano. Assim tem sido NOVAK DJOKOVIC nas quadras. Hoje, na final do TORNEIO DE CAMPEÕES DA ATP, em LONDRES (INGLATERRA), o sérvio deu o troco em ROGER FEDERER, para quem perdera na fase de grupos, e faturou pela quinta vez o título da competição.
Em uma hora e 20 minutos, DJOKOVIC derrotou FEDERER por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, com direito a uma dupla falta do suíço no último lance da partida. Em número de taças no ATP FINALS, o sérvio ultrapassa hoje ILIE NASTASE e se igualou à PETE SAMPRAS e IVAN LENDL - perde apenas para o próprio FEDERER, que já conquistou seis vezes o campeonato.
A taça fecha um ano praticamente perfeito para DJOKOVIC. O número 1 do mundo encerrou a temporada com 11 títulos de simples, entre eles o US OPEN, o ABERTO DA AUSTRÁLIA e WIMBLEDON.
ROGER FEDERER contabilizou hoje seu terceiro vice consecutivo diante de DJOKOVIC no ATP FINALS - foi derrotado na final de 2012 e perdeu por desistência na edição do ano passado, devido a uma lesão nas costas. FEDERER encerrará o ano na terceira colocação do ranking mundial, atrás também do britânico ANDY MURRAY.    

A polícia francesa divulgou neste domingo (22) a foto do "terceiro autor morto nos atentados cometidos em 13 de novembro no Stade de France".Em sua conta do Twitter, a polícia pede para aqueles com informações sobre o homem que entrem em contato.
Os investigadores haviam anunciado na sexta-feira (20) que esse homem, que se explodiu nas proximidades da porta H do estádio, foi registrado no dia 3 de outubro desse ano na ilha grega de Leros, ao mesmo tempo que outros dois homens-bomba, que também já tiveram suas fotos divulgadas, mas ainda não foram identificados.
Investigações: Mais de uma semana após os atentados, a segurança continua rígida dentro da França e as autoridades francesas e de outros países europeus continuam investigando como um grupo de militantes do Estado Islâmico conseguiu planejar e executar tantos ataques simultâneos sem levantar suspeitas.
Bruxelas, capital da Bélgica, amanheceu neste domingo (22) em estado de alerta máximo pelo segundo dia consecutivo, cheia de policiais pelas ruas, com lojas fechadas e transporte parado. O governo teme o risco de um atentando com armas e explosivos como os que ocorreram em Paris.
Entre os suspeitos do atentado que tiveram a identidade divulgada pelas autoridades, um segue foragido. Na última grande operação policial, executada na quarta-feira (18) em Saint-Denis, na periferia ao norte de Paris, três pessoas morreram, inclusive o homem apontado como principal mentor dos ataques.
Veja quem são os jihadistas envolvidos, segundo o governo francês:
Adbdelhamid Abaaoud: Nacionalidade: belga, com ascendência marroquina
Paradeiro: foi morto em 18 de novembro por policiais, em Saint-Denis
Considerado o mentor do múltiplo ataque, o belga Adbdelhamid Abaaoud era o jihadista mais procurado pela Bélgica desde janeiro, quando a polícia frustrou um plano de atentado contra o país, supostamente elaborado por ele. Segundo agências de notícias, Abaaoud foi flagrado por câmeras de segurança circulando pelo metrô parisiense, na região de Montreuil, na noite dos ataques. Abaaoud foi morto na quarta-feira (18), durante uma grande operação policial em Saint-Denis, na periferia no norte de Paris.
Salah Abdeslam Nacionalidade: francesa Paradeiro:foragido
Nascido em 15 de setembro de 1989 em Bruxelas, na Bélgica, Salah Abdeslam, de 26 anos, foi apontado como suspeito pela polícia francesa, que divulgou uma foto e o descreveu como "uma pessoa perigosa". A polícia fez uma megaoperação em Molenbeek, na região de Bruxelas, nesta segunda-feira para tentar localizá-lo. Ainda não está claro o papel dele nos ataques. Fontes policiais acreditam que ele estivesse envolvido em tarefas de logística.
Omar Ismail Mostefai Nacionalidade: francesa, de ascendência argelina
Paradeiro: morreu durante o ataque na casa de shows Bataclan
Omar Ismail Mostefai tinha 29 anos e era um cidadão francês de origem argelina. Um pedaço de seu dedo foi localizado na casa de shows Bataclan, onde 80 pessoas morreram. Mostefai tinha um histórico de crimes leves, mas nunca havia sido preso. Os serviços de segurança consideram que ele se radicalizou em 2010, mas ele nunca foi implicado em uma investigação de contraterrorismo. Seis pessoas próximas a ele foram presas no dia seguinte ao atentado.
Bilal Hadfi Nacionalidade: francesa Paradeiro: morreu em uma das explosões perto do Stade de France
Francês, nascido em 22 de janeiro de 1995, morava na Bélgica. Ele foi um dos homens-bomba que participaram da série de três explosões que ocorreram ao redor do Stade de France, durante o jogo amistoso entre França e Alemanha. As informações foram dadas pela senadora francesa Nathalie Goulet em entrevista à emissora americana CNN. Uma fonte do departamento de inteligência europeu afirmou ao jornal americano "The Washington Post" que Hadfi havia lutado com o Estado Islâmico na Síria.
Ibrahim Abdeslam Nacionalidade: francesa Paradeiro: morreu ao acionar um cinto explosivo no bar Comptoir Voltaire
De nacionalidade francesa, nascido em 30 de julho de 1984 em Bruxelas, na Bélgica, Ibrahim Abdeslam, de 31 anos, morreu ao acionar o cinto com explosivos no bar Comptoir Voltaire, às 21h43 no horário de Paris, ferindo gravemente uma pessoa. O jornal "Le Monde" informa que Ibrahim havia alugado, na Bélgica, o automóvel Seat, usado em outros ataques pouco antes de ele morrer. Mas não se sabe ele se encontrava no veículo no momento daquelas ações.
Samy Amimour Nacionalidade: francesa. Paradeiro: morreu durante o ataque na casa de shows Bataclan
Nasceu em 15 de outubro de 1987 em Paris, e vivia no subúrbio de Drancy, ao norte de Paris. Amimour era conhecido das unidades de combate ao terrorismo, após ter sido colocado sob investigação e controle judicial por tentar viajar ao Iêmen. Ele foi acusado de terrorismo em uma investigação em 2012. Segundo a família, em 2014 Amimour estava na Síria, onde se casou.
Hasna Ait Boulahcen.  Nacionalidade: francesa. Paradeiro: foi morta em 18 de novembro por policiais, em Saint-Denis
Hasna Ait Boulahcen foi identificada como prima de Abdelhamid Abaaoud, e é suspeita de ser a primeira mulher-bomba na França. Segundo uma fonte próxima da jovem, ouvida em condição de anonimato pela France Presse, Hasna se radicalizou há seis meses, é trocou as calças jeans e chapeu de cowboy pelo niqab (túnica que cobre todo o corpo, com exceção dos olhos), mas não estudava o Alcorão.
Na quarta-feira, quando a polícia chegou ao apartamento em que ela, Abaaoud e uma terceira pessoa estavam, Hasna supostamente detonou explosivos que levava presos ao corpo. Não se sabe, porém, se a explosão foi provocada por tiros dos policiais (veja o momento da explosão no vídeo acima).
Homem não identificado. Paradeiro: morreu ao acionar explosivos perto do Stade de France
As autoridades buscam a identidade de um homem cuja foto apareceu em um passaporte aparentemente falsificado em uma das cenas dos ataques em Paris. O passaporte sírio tinha o nome (Ahmad Al Mohammad) de um refugiado que, depois, foi encontrado em um centro de imigrantes na Sérvia.
O refugiado tem o mesmo nome que consta no passaporte, mas não se parece ao homem da foto que estava no documento em Paris. As forças de segurança trabalham com a hipótese de que o passaporte seria uma falsa pista orquestrada pelo Estado Islâmico.
Hamza Attou.  Nacionalidade: belga. Paradeiro: foi preso na Bélgica
O belga de 21 anos foi indiciado na terça (17) como um dos motoristas que ajudaram na fuga de Salah Abdeslam de Paris após os ataques. Relatos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança apontam que ele estava em um carro preto que foi parado e logo depois liberado na fronteira da França com a Bélgica na manhã de sábado.
Mohammed Amri. Nacionalidade:belga. Paradeiro:foi preso na Bélgica
Também indiciado por participação em atividade terrorista o belga, de 27 anos, é visto em um segundo carro, acompanhando o de Attou, nas imagens de câmeras de segurança. Os dois são de Molenbeek e teriam ajudado Salah Abdeslam a fugir de Paris e entrar na Bélgica poucas horas após os atentados na capital francesa. O advogado de Amri admite que ele esteve em Paris para buscar o amigo Abdeslam, mas diz que ele não participou de nenhum dos ataques.

Um voo da Southwest Airlines de Indianapolis para Los Angeles, nos Estados Unidos, foi desviado para Kansas City e revistado neste domingo (22) porque vários passageiros estavam agindo de maneira suspeita, disse o FBI.
"A tripulação desviou o voo para Kansas City por causa de uma abundância de precaução baseada em comportamentos suspeitos de vários passageiros", disse a porta-voz do FBI Bridget Patton em Kansas City, em comunicado.
Todos os passageiros foram retirados do avião e os em questão foram questionados pelos policiais, disse Patton. Eles foram, mais tarde, deslocados para continuar a viagem em outro voo, ela disse.
Questionada sobre no que consistia o comportamento suspeito, Patton respondeu em um e-mail que os passageiros estavam "indisciplinados".
Após os passageiros deixarem o avião, autoridades revistaram a nave com cachorros, disse Patton.
Não ficou claro quantos passageiros estavam nesse voo, e representantes da companhia aérea não responderam imediatamente a perguntas.

A polícia francesa está investigando o recente roubo de roupas médicas de proteção de um hospital em Paris, disse a AP-HP, administradora hospitalar pública da capital do país.
O motivo do roubo não está claro, mas ele acontece em meio ao temor de haver algum risco de terrorismo biológico ou químico na França, depois dos atentados de 13 de novembro, em Paris.
O desaparecimento de um "número limitado" de "roupas de proteção" do hospital Necker foi descoberto em 18 de novembro, disse a Assistance Publique-Hopitaux de Paris (AP-HP), em um comunicado, no sábado. O roubo foi registrado no dia seguinte na estação local de polícia, acrescentou.
Uma porta-voz da AP-HP, procurada pela Reuters no domingo, não quis fornecer mais detalhes sobre qual o tipo de equipamento que foi levado.
Depois dos ataques de 13 de novembro, o primeiro-ministro, Manuel Valls, disse que a França poderia correr o risco de ataques químicos ou biológicos na sua luta contra os militantes muçulmanos.
Reforçando a possível ameaça no domingo, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse à rádio Europe 1 que "todas as medidas possíveis para evitar esse risco foram tomadas".
O hospital Necker é usado por pacientes que potencialmente contraíram o vírus ebola, e, portanto, tem um grande estoque de roupas de proteção, acrescentou o comunicado da AP-HP.
O equipamento foi guardado em uma sala fechado com senha, mas acessível a um alto número de pessoas. O local é checado uma vez por semana e a segurança foi reforçada desde o roubo, disse o comunicado.

O empresário Mauricio Macri é o novo presidente da Argentina. Atual prefeito de Buenos Aires, ele é ex-presidente do clube Boca Juniors e líder de uma frente de centro-direita. Macri foi eleito no domingo (22), na primeira vez na história do país em que uma eleição presidencial foi decidida no segundo turno.
Às 21h43 (horário de Brasília), com 63,26% dos votos apurados, Macri tinha 53,50%(8.524.551 votos), e Scioli, 46,50% (7.410.389 votos) e o chefe do órgão eleitoral argentino afirmou que a tendência a favor de Macri era irreversível. Por volta das 22h20, Daniel Scioli, telefonou para o adversário e admitiu a derrota, de acordo com o jornal "Clarin". Os dois são amigos de longa data e Scioli afirmou que Macri era um "justo ganhador".
Aos 56 anos, Macri é engenheiro e se apresentou durante a campanha como a "verdadeira mudança". Líder da coalizão "Cambiemos", o novo presidente irá romper um ciclo de 12 anos de presidentes de centro-esquerda, que começou com Néstor Kirchner em 2003 e continuou com sua mulher, Cristina Kirchner, em 2007.
Ele irá assumir a presidência no dia 10 de dezembro deste ano.
Esta é a primeira vitória, desde que se instituiu o voto, em 1916, de um candidato civil que não pertence nem ao partido peronista nem ao radical social-democrata, as duas grandes forças populares, em 100 anos de vida política na Argentina.
Conservador, Macri defende a abertura de investimentos estrangeiros, a diminuição da inflação para um dígito em dois anos e o levantamento dos limites das exportações do setor agropecuário. Também diz que vai criar uma agência nacional contra o crime organizado e desenvolver um sistema de estatísticas criminais.
Acusado de formação de quadrilha em um caso de espionagem ilegal, Macri tentou fazer com que a justiça argentina suspendesse o processo durante a campanha, mas não conseguiu. Filho de um conhecido empresário, sua passagem à política aconteceu também após se tornar uma figura conhecida no âmbito esportivo: foi presidente do Boca Juniors. Durante a campanha, tentou se desprender da imagem de empresário milionário e capitalista.
Veja o que o novo presidente argentino eleito defende em relação a temas-chave:
Eliminará a banda cambial assim que assumir. Propõe abrir a economia. Nega uma 'mega-desvalorização' e diz que o atual governo "já desvalorizou de 3 para 15 pesos", atual preço do dólar no mercado paralelo. Considera que o preço do dólar deve ser fixado "pelo mercado". Afirma que vai liberar as importações e eliminar as retenções sobre as exportações agrícolas, exceto a soja. Promete chegar à "pobreza zero" com crescimento e obras de infraestrutura. Pagará os fundos especulativos para voltar aos mercados financeiros.
Durante a campanha prometeu ampliar os auxílios às famílias e manter os programas sociais. Defende as empresas estatizadas (YPF e Aerolíneas Argentinas) mas votou contra a estatização. Reduzirá o gasto público e eliminará subsídios aos serviços de luz, água e gás.
Promete uma virada na política externa. Buscará retomar as relações com os Estados Unidos e a Europa como prioritárias. Revisará a aproximação com China e Rússia, países que Kirchner converteu em sócios estratégicos. Quer "descongelar" as relações com Grã-Bretanha, abaladas pelo conflito envolvendo as Ilhas Malvinas. Defende o "abandono do eixo bolivariano" e o pedido para que o Mercosul execute a "cláusula democrática" para suspender a Venezuela.
Defende a eliminação dos acordos paritários e a remuneração da produtividade com base nos empregadores. Promete devolver o imposto de renda pago pelos trabalhadores.
Uma vez defendeu "deixar de olhar para trás e acabar com a questão dos direitos humanos", mas na campanha negou terminar com os julgamentos.

A BÉLGICA vai manter o mais alto nível de alerta de ameaças para BRUXELAS, enquanto o metrô e escolas permanecerão fechadas por conta de uma ameaça "grave e iminente" de ataques coordenados e múltiplos, disse hoje o primeiro-ministro do país. Para o restante da BÉLGICA um alerta de ameaças nível três em uma escala de quatro níveis permanecerá em vigor, afirmou CHARLES MICHEL.  

Nenhum comentário: