domingo, 1 de novembro de 2015

30 DE OUTUBRO DE 2015 - SEXTA-FEIRA



DIA    T R I N T A    DE    O U T U B R O    DE    2015    –    S E X T A - F E I R A.
78 anos, 10 meses e 3 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 114º DO ANO 66º
57 anos e 146 dias na PMESP
56 anos e 258 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 315 dias – 490 416 horas.
52 anos e 51 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 230 dias no Posto de Coronel – 331 meses e 18 dias.
4 anos e 115 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 151 dias CORONEL - 23 anos e 321 dias na reserva.
10 700-257 556                          10 151-244 072                             10 418-251 416.
 
DIA DO COMERCIÁRIO
DIA DO TEÓLOGO
DIA DO SÍNDICO
DIA DA DECORAÇÃO
DIA DO BALCONISTA
DIA DO FERROVIÁRIO
DIA DO GINECOLOGISTA
DIA DO ESTATUTO DA TERRA
DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ARAPIRACA - AL

DIA DE SÃO GERMANO. Bispo de CÁPUA, de 516 a 541, quando faleceu, em 30 de outubro, SÃO BENTO, que era seu amigo, viu sua alma sendo levada por anjos, numa bola de fogo. SÃO GREGÓRIO o chama de “venerabilíssimo GERMANO”.
SANTO DIAS DA SILVA. Foi morto durante uma manifestação de operários metalúrgicos em SÃO PAULO em 1979. Foi líder sindical e membro da Comunidade Eclesial de Base.

745 a. oitava cruzada, comandada pelo rei LUÍS IX (SÃO LUÍS), da FRANÇA, sai de MARSELHA rumo a TUNIS, em 30 de outubro de 1270. Porém, o rei morre e não há luta.
675 a. forças cristãs de CASTILHA e PORTUGAL derrotam as muçulmanas na BATALHA DE SALADO, em 30 de outubro de 1340.
495 a. HERNÁN CORTÊS envia uma carta a CARLOS I, comunicando ao Imperador que deu o nome de NOVA ESPANHA ao território descoberto, atualmente chamado de MÉXICO, em 30 de outubro de 1520.
280 a. nasce JOHN ADAMS, segundo presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 30 de outubro de 1735.
253 a. nasce ANDRE MARIE DE CHENIER, poeta e jornalista francês, em 30 de outubro de 1762.
194 a. nasce FIÓDOR MIKHÁILOVITCH DOSTOIÉVSKI em MOSCOU, no dia 30 de outubro de 1821. Falece em 28 de janeiro de 1881, sendo sepultado três dias depois no Cemitério ALIEKSANDR NIÉVSKI, em SÃO PETERSBURGO. Sua infância foi bastante atribulada, face o temperamento despótico e brutal do pai, e a passividade triste e nervosa da mãe. Martirizado, o menino alimentou a esperança que o pai morreria, chegando a pedir a Deus em suas preces. Contudo, quem faleceu era a mãe, que não resistiu a tantos sofrimentos. Viúvo, MIKHAIL, o pai de DOSTOIÉVSKI, dedicou-se com mais afinco ao trabalho e mandou o filho para a escola militar de engenharia, em SÃO PETERSBURGO, atual LENINGRADO. E foi ali, entre exercícios de campanha e cálculos matemáticos, que o adolescente FIÓDOR descobriu o prazer da literatura. Entregou-se febrilmente à leitura, ficando impressionado com SCHILLER, DICKENS, GEORGE SANDS e BALZAC. As idéias de muitos escritores de séculos anteriores, como BYRON, SHAKESPEARE e CERVANTES, e de seu contemporâneo VICTOR HUGO, influenciariam suas obras.
A inesperada notícia do assassinato do pai, em 1839, acabou pesando na consciência do jovem FIÓDOR, que tanto rezara para ver-se livre dele. Amargurado, angustiado pelo remorso, sentindo-se responsável por toda a miséria do ser humano, ele buscou se redimir por meio da criação literária. Aos vinte anos, começou a escrever BÓRIS GODUNOV e MARIA STUART, que não só refletem a preocupação de seguir a moda romântica como também sua problemática pessoal: o primeiro é a história de um tirano, como seu pai, e o segundo é o drama de uma rainha infeliz e injustiçada, como sua mãe. FIÓDOR não concluiu nenhuma das duas obras. Traduziu, em 1843, EUGÊNIA GRANDET, de VICTOR HUGO, e a peça DOM CARLOS, de SCHILLER. No ano seguinte, ainda tentando seguir os padrões do romantismo, começou a elaborar POBRE GENTE, novela que descreve o ambiente medíocre em que viveu. Publicada em 1845, POBRE GENTE transformou-se em grande sucesso de público e de crítica. Em 1847, ano em que saiu a segunda edição de POBRE GENTE, sofreu uma séria crise de epilepsia. No ano seguinte, publicou O DUPLO, romance que não obteve sucesso.
Em 1848, DOSTOIÉVSKI, aos 21 anos, começou a frequentar um grupo socialista revolucionário em SÃO PETERSBURGO, do qual passou a fazer parte. No livro, OS POSSESSOS, denunciou o clima de violência e niilismo vigente entre os revolucionários, acusando-os de agir sobretudo movidos pelo tédio e de viverem inutilmente à custa dos servos. Comprometeu-se com o socialismo, em seus discursos públicos. Foi preso e condenado ao fuzilamento. Já no patíbulo, no momento em que se iria cumprir a sentença, um toque de clarim interrompeu a execução. Para incredulidade e imenso alívio dos réus, o auditor imperial anunciou que NICOLAU I  mudara de idéia e que a pena de morte fora comutada em prisão perpétua com trabalhos forçados na SIBÉRIA. Na véspera do NATAL de 1849, seguiu para o cumprimento da sentença. Na convivência com ladrões, criminosos e prostitutas, no exílio, DOSTOIÉVSKI jamais colocou em dúvida a bondade humana. No livro RECORDAÇÕES DA CASA DOS MORTOS registraria: “Posso testemunhar que no ambiente mais ignorante e mesquinho encontrei sinais incontestáveis de uma espiritualidade extremamente viva”.
Após cinco intermináveis anos de trabalhos forçados, em 1854, com 33 anos, ele foi incorporado como soldado raso numa guarnição siberiana, onde passou outros cinco anos. Na fria solidão da SIBÉRIA, sofreu o suplício de se apaixonar por uma mulher casada, MARIA DIMÍTRIEVNA ISSÁIEVNA. Seu sofrimento aumentou quando ela se mudou para outra cidade, mas depois de alguns meses, para sua alegria, vislumbrou uma esperança: MARIA ficara viúva. Eles se casam em 1857.
Na noite de núpcias , DOSTOIÉVSKI sofreu uma violenta crise de epilepsia, como já tivera antes. A mulher observou apenas, com o espanto estampado nos olhos. O casamento revelou-se um fracasso. Sua saúde piorou. Foi aí que escreveu RECORDAÇÕES DA CASA DOS MORTOS.
O novo imperador, ALEXANDRE II, permitiu-lhe o retorno a SÃO PETERSBURGO, fato que se concretizou em 1859. Em 1861, com seu irmão MIKHAIL, fundou o periódico O TEMPO. Com dívidas, ameaçado por credores, fugiu para o exterior, em 1862. Percorreu a ALEMANHA, ITÁLIA, SUIÇA, FRANÇA e INGLATERRA, levando consigo uma jovem estudante, partidária do feminismo, entusiasta da literatura e candidata a romancista: POLINA SÚSLOVA, que posteriormente seria a musa inspiradora das personagens de O JOGADOR, O IDIOTA e OS IRMÃOS KARAMÁZOVI, entre outros.
Retornando à PETERSBURGO, em 1863,  DOSTOIÉVSKI encontrou MARIA agonizante e o jornal fechado por ordem do governo. No ano seguinte, fundou um outro periódico, A ÉPOCA. Nesse ano, num período de três meses, morreram MARIA e MIKHAIL, ficando a seu encargo a sobrevivência da cunhada viúva e dos sobrinhos. Nesse sentimento de angústia, iniciou a redação de MEMÓRIAS DO SUBTERRÂNEO, obra que marcou o completo amadurecimento literário do escritor.
Escrevendo CRIME E CASTIGO, contratou a estenógrafa ANA GRIGÓRIEVNA e, nesta jovem de 21 anos, encontrou sua nova companheira. Casou-se com ela em 1867, aos 46 anos. Apaixonado pelo jogo, DOSTOIÉVSKI afundou-se em dívidas e vai para a EUROPA OCIDENTAL. Fixou-se em GENEBRA. Mas o vício fez perder tudo.
A morte da primeira filha, em 1868, com três meses de idade, ameaçou comprometer sua sanidade mental, agravado pelo sentimento de culpa por privar sua mulher do conforto e bens materiais. Sem filha, sem paz, o casal abandonou GENEBRA e a literatura. O nascimento da segunda filha, em 1869, atenuou um pouco a rudeza de sua vida. O casal retornou à RÚSSIA em 1871, ano em que publicou OS POSSESSOS. Dois anos depois , assumiu o cargo de redator-chefe em O CIDADÃO. A partir dessa época ele escreveu, em 1874, O ADOLESCENTE e DIÁRIO DE UM ESCRITOR e, em 1880, OS IRMÃOS KARAMÁZOVI.
Num dia nevado de 1881, vítima de uma hemorragia, morreu aos 60 anos, consagrado até hoje como um dos mestres da literatura universal.    
133 a. TEGUCIGALPA se converte na capital de HONDURAS, em 30 de outubro de 1882.
118 a. notícias publicadas na edição do DIÁRIO POPULAR de 30 de outubro de 1897: consta-nos que, domingo pela manhã, chegarão a esta capital, vindos do RIO, todos os membros da comissão executiva e da convenção do Partido Republicano. Vêm assistir ao grande banquete político, que o Partido Republicano Paulista oferece ao doutor CAMPOS SALLES, domingo, às 7 horas da tarde, no Teatro SÃO JOSÉ.
Sabemos que dentro de poucos dias será publicada a chapa para deputados estaduais do Partido Republicano. Consta que apenas serão reeleitos dezoito deputados. Também será publicada no mesmo dia a chapa para senadores, devendo ser reeleitos cinco senadores.
Foram encontrados boiando no Rio PIRACICABA dois cadáveres já em adiantado estado de putrefação. Foram examinados por ordem da polícia, não sendo encontrados ferimentos que dessem indícios de crime.
Parece que o GENERAL DIONYSIO CERQUEIRA passará para a pasta da Viação e para a de Relações Exteriores entrará o senhor MIGUEL DE CARVALHO, representante do Estado do RIO.
Sabe-se que algumas casas comerciais de LONDRES compraram toda colheita de trigo, deste ano, na ARGENTINA.
A municipalidade de SANTIAGO, CHILE, multou o governo porque a fachada do palácio está necessitando de ser pintada.
117 a. por ter sido domingo no dia 30 de outubro de 1898, o DIÁRIO POPULAR não circulou. Seguem destaques da edição anterior: recebemos pedido de moradores das ruas GAZOMETRO e outra do bairro do BRÁS para reclamarmos da repartição respectiva contra a falta de água nas casas daquelas ruas.
A NACIÓN de BUENOS AIRES, no dia 27 do corrente, diz que a escassez dos trabalhos agrícolas em SÃO PAULO fez com que muitos italianos residentes neste Estado emigrassem para a ARGENTINA.
Continua a emigração do URUGUAI para o RIO GRANDE DO SUL, julgando-se iminente uma revolução na REPÚBLICA ORIENTAL.
Telegramas de PORTO ALEGRE recebidos esta manhã, constatam que numerosas praças do serviço aduaneiro em RIVERA se foram incorporar às forças do TENENTE-CORONEL JOÃO FRANCISCO, as quais, acrescenta o mesmo despacho, estão de prontidão.
A população da ILHA DE CUBA tem protestado contra os onerosos impostos lançados pelo MARECHAL BLANCO Y ARENAS, sobre as indústrias em geral.
Publica o “TIMES” que o príncipe LUIZ NAPOLEAO BONAPARTE, coronel do Exercito da RUSSIA, contraiu em GENEBRA, um grande empréstimo que de certo terá aplicação na FRANÇA. A “INDEPENDENCE BELGE”, comentando o fato, diz que a restauração imperial não demora muito.
O conselho dos notáveis do CHILE aprovou a indicação do perito argentino para a nomeação de admissão de dez membros, sendo cinco de cada parte, para tratar do litígio de ATACAMA e dar um laudo decisivo.  
116 a. uma guerra civil começa na COLÔMBIA, dividida entre radicais e conservadores, em 30 de outubro de 1899.
116 a. falece HERMANN BLUMENAU, alemão e fundador da cidade brasileira de BLUMENAU, em 30 de outubro de 1899. Nasceu em 1819.
110 a. pelo manifesto de Outubro, o czar NICOLAU II promete pôr fim ao absolutismo e estabelecer um governo constitucional, em 30 de outubro de 1905.
110 a. aspirina começa a ser vendida pela primeira vez, tendo sido desenvolvida pela firma química alemã BAYER, em 30 de outubro de 1905.
109 a. nasce GIUSEPPE FARINA, automobilista italiano, primeiro campeão de Fórmula 1, em 30 de outubro de 1906. Falece em 1966.
106 a. em PARIS, o presidente FALLIÈRES dirigiu um telegrama de pêsames ao IMPERADOR DO JAPÃO, pelo assassinato do príncipe ITO. Em CONSTANTINOPLA continua aumentando a luta entre civis e militares. SHEFEKET PACHÁ está procedendo severamente contra as ligas dos oficiais e dos turcos. Em MILÃO será inaugurada no dia 9 de novembro de 1909 uma exposição internacional de aviação.
106 a. convenção das Municipalidades lança RUY BARBOSA à Presidência da República, com o apoio do PRP, em 30 de outubro de 1909.
105 a. falece JEAN HENRI DUNANT, humanitário suíço, ganhador do Prêmio NOBEL DA PAZ, em 30 de outubro de 1910.
104 a. PU-YI, imperador da CHINA com cinco anos de idade, jura uma nova Constituição, terminando o domínio MANCHU na CHINA, em 30 de outubro de 1911.
104 a. os doutores EMILIO RIBAS e VICTOR GODINHO compraram o sítio denominado “MAIOR DE ESPADAS”, com 184 alqueires de terras, no município de PINDAMONHANGABA. Nesse sítio, que será brevemente servido pela Estrada de Ferro dos CAMPOS DO JORDÃO, pretendem construir um dos pequenos sanatórios intermediários, parte integrante da grande empresa de sanatórios e vila sanitária que desejam edificar nos CAMPOS DO JORDÃO. (publicado no O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 30 de outubro de 1911).
103 a. nasce ALCIDES RAMOS NOGUEIRA, em 30 de outubro de 1912. Lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Falece em 14 de maio de 2001
103 a. nasce JOSÉ FERRATER MORA, filósofo e escritor espanhol, em 30 de outubro de 1912.
102 a. nasce ANTÔNIO JOSÉ RODRIGUES FILHO em TIETÊ, em 30 de outubro de 1913. Engenheiro agrônomo formado pela Escola LUIZ DE QUEIROZ, na turma de 1935. Deputado Estadual em 1955/59. Secretário de Estado da Agricultura (1964/65 e 1969/70). VICE–GOVERNADOR DE SÃO PAULO em 1971/75.
101 a. em SOROCABA, SÃO PAULO, greve dos têxteis impede o corte de 25% dos salários, em 30 de outubro de 1914.
97 a. ESLOVÁQUIA pede a criação do Estado da TCHECOSLOVÁQUIA, em 30 de outubro de 1918.
91 a. nasce o GENERAL REFORMADO NEWTON CRUZ em 30 de outubro de 1924.
90 a. nasce NEIVA CHAVES ZELAYA, médium brasileira, responsável pela doutrina do VALE DO AMANHECER, em 30 de outubro de 1925.
90 a. inventor escocês JOHN LOGIE BAIRD faz a primeira transmissão de uma imagem em movimento na televisão, em 30 de outubro de 1925.
85 a. da posse do Governo de SÃO PAULO por uma JUNTA GOVERNATIVA ESTADUAL, sob a Presidência do grande jurista PLÍNIO BARRETO. Essa JUNTA substituiu a brevíssima direção do GENERAL HASTÍNFILO DE MOURA (assumira em 24 de outubro de 1930). A JUNTA governou de 30 de outubro até 26 de novembro de 1930 sendo que GETÚLIO VARGAS nomeara um DELEGADO MILITAR para SÃO PAULO, o CAPITÃO JOÃO ALBERTO LINS DE BARROS (representante do tenentismo). Dissolvendo a JUNTA GOVERNATIVA ESTADUAL, GETÚLIO nomeou Interventor o mencionado CAPITÃO, que assumiu no dia 26 de novembro de 1930. JOÃO ALBERTO ficou no poder até 25 de julho de 1931, quando foi substituído por um jurista, LAUDO FERREIRA DE CAMARGO (tinha sido escolhido PLÍNIO BARRETO, mas esse não aceitou o cargo).  
80 a. nasce o CORONEL PM Ref PM RALPH ROSÁRIO SOLIMEO em 30 de outubro de 1935.
77 a. programa A GUERRA DOS MUNDOS, uma adaptação de ORSON WELLES pra o texto de H.G. WELLS foi transmitido nos ESTADOS UNIDOS, em 30 de outubro de 1938. A invasão dos marcianos, narrada como se fosse ao vivo, deixou a população em pânico.
76 a. UNIÃO SOVIÉTICA e a ALEMANHA concordam em dividir a POLÔNIA, em 30 de outubro de 1939.
75 a. VICHY, o chefe do novo governo francês, MARECHAL PÉTAIN, anuncia sua colaboração com a política nazista, em 30 de outubro de 1940.
73 a. da morte de ÁLVARO GOMES DA ROCHA AZEVEDO. Nasceu em 26 de janeiro de 1864. Foi vereador, prefeito de SÃO PAULO e ministro do TRIBUNAL DE CONTAS. Falece em 30 de outubro de 1942.
71 a. A FEB conquista em campos da ITÁLIA: LAMA DI SOTTO, LAMA DE SOPRA, PRADESCELLO, PIAN DE LOS RIOS, COLLO e SAN CHIRICO, ocupando pontos estratégicos na SEGUNDA GRANDE GUERRA em 30 de outubro de 1944.
70 a. ÍNDIA é admitida como Estado-membro da ONU em 30 de outubro de 1945.
69 a. PRINCETON, NOVA JERSEY, ocorreu a primeira apresentação pública, pela RCA, de um sistema de televisão totalmente eletrônico, em 30 de outubro de 1946.
64 a. ROBERTO URDANETA é o novo presidente da REPÚBLICA DA COLÔMBIA, em 30 de outubro de 1951.
59 a. falece PIO BAROJA, escritor espanhol, em 30 de outubro de 1956.
57 a. nasce PEDRO RODRIGUES FILHO em MOGI DAS CRUZES, no dia 30 de outubro de 1958. Seu prontuário consta de onze crimes de morte, mais sete tentativas. Chamam-no de “PEDRINHO MATADOR”. Sua condenação vai a 128 anos, 2 meses e 13 dias. Pela aritmética dos tribunais, o castigo deve se arrastar por mais um século, precisamente até 8 de agosto de 2104. Desde que foi capturado, em 1973, não sentiu mais o gosto da liberdade. No meu arquivo “METRÓPOLE”, de 17 de outubro de 2004, está toda a história do criminoso no artigo “A VIDA NA PRISÃO PERPÉTUA”.
55 a. nasce o ex–jogador de futebol argentino DIEGO MARADONA em 30 de outubro de 1960.
52 a. das seguintes anotações feitas em 30 de outubro de 1963 (quarta-feira). ANO 14º - MÊS 4º - DIA 113º - 5 anos e148 dias na FORÇA PÚBLICA – 54º dia como ASPIRANTE – 41º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tendo entrado de Prontidão na segunda-feira, às 22 horas, eis-me no Batalhão de Guardas, sem sair, tendo ainda como obrigação a escala de Oficial de dia.
Às 6:30 horas, estou armado e equipado à testa de um pelotão da 3ª Companhia, depois de passar uma má noite, completamente sacrificado pelos pernilongos e pulgas no alojamento dos oficiais.
Até às 9 horas nada faço. Rendo então o ASPIRANTE BORINI SOARES no posto de Oficial de Dia. O quartel continua de Prontidão, mas agora o Comandante já liberou os oficiais e as praças em turnos. Recebo o serviço com 5 presos e 9 detidos; uma tropa de policiamento em SÃO MIGUEL PAULISTA (nove soldados comandados pelo SARGENTO FILIPE BRAGA); uma Prontidão ordinária (44 soldados e 2 sargentos).
O BG está movimentadíssimo nesta data. Não tenho tempo para quase nada. O Cmt, SubCmt, metade dos oficiais disponíveis, encontram-se no quartel. A 2ª Seção do Quartel General quer 90 praças prontas a partir das 13 horas. É assim que temos três pelotões de Prontidão a partir das 13 horas. SARGENTO FIORI é o Comandante da Prontidão; SARGENTOS ALCIDES, MIGUEL e PRUDENTE são seus ajudantes. Temos 4 cabos e 94 soldados na Prontidão.
Às 19 horas mando o SARGENTO MIGUEL, comandando quinze soldados, para a 3ª Delegacia Policial (SANTA EFIGÊNIA) cuja finalidade é dar uma “batida” na chamada BOCA DO LIXO.
Os problemas que tenho durante uma boa parte de meu serviço é com relação às praças, mas não há grandes novidades.
Converso até tarde com o SARGENTO VALÉRIO, CABO TAVARES, SOLDADO RAPOSO e outros. Às 23 horas recolho-me ao alojamento do Estado Maior para repousar.
Nem eram 24 horas quando sou acordado por um 2º tenente do Quartel General que passara à disposição do 1º Batalhão “TOBIAS DE AGUIAR”. Vinha ele se equipar e se armar no BATALHÃO DE GUARDAS.
Ainda de madrugada, o Quartel General manda um soldado buscar uma Ordem de Serviço Urgente. Depois a Ordem de Serviço é dada ao meu conhecimento: trata-se do plano de emprego da tropa nos dias 1º, 2, 3 e 4 de novembro.   
51 a. das anotações feitas em 30 de outubro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 113º - 6 anos e 148 dias na FORÇA PÚBLICA - 160 dias como 2º TENENTE - 407 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O funcionalismo público aguardava um abono de C$100.000,00 agora para o fim do ano. Acontece que o governador do Estado, em 28 do corrente, faz um discurso referente ao "DIA DO FUNCIONALISMO" e diz que não dará nenhum abono, mas sim antecipará o aumento de 70% para o mês de dezembro. Isto deixa descontente a maioria da classe, pois poucos serão os que atingirão o total de cem mil cruzeiros.
Ontem recebemos o pagamento do mês de outubro. Líquido, recebi a quantia de 126 mil cruzeiros. Não vale a pena fazer tanto esforço e estudar como estudei para receber esse ordenado irrisório para a minha condição de tenente.
Nesta data tivemos muita chuva durante a madrugada e durante toda a manhã. Como fim de semana, tudo transcorre bem, e, após o encerramento do expediente dou as aulas normais. Não me preocupava muito com o tempo porque tenho três dias de folga pela frente.
51 a. numa entrevista coletiva, o presidente da República do BRASIL, GENERAL CASTELLO BRANCO, nega denúncias de tortura, em 30 de outubro de 1964.
50 a. documento o dia 30 de outubro de 1965 (sábado) através das seguintes anotações: ANO 16º - MÊS 4º - DIA 112º - 7 ANOS E 148 DIAS NA FORÇA PÚBLICA - 525 DIAS COMO 2º TENENTE - 772 DIAS NO BATALHÃO DE GUARDAS.
Com a situação quase que normalizada em definitivo, eis-me sossegadamente em casa, livre da Prontidão do quartel que teve uma duração enorme, de 2 de outubro a 29 do mesmo mês. Talvez agora possamos voltar ao clima de tranquilidade e tratar de meus afazeres normais, inclusive as aulas que foram interrompidas.
Não levanto cedo. Uso a manhã para ler e colocar este diário em situação atualizada. Para mim este é um sábado completamente entregue ao descanso e o uso para uma higiene mental, esquecendo as preocupações de datas que já se passaram.
À noite, divirto-me com os programas de televisão. Minha mulher assiste as novelas: EM BUSCA DA FELICIDADE e A DEUSA VENCIDA. A que levava o nome de A OUTRA, foi encerrada ontem. 
JOHNNY RINGO - ASTROS DO DISCO são os outros programas desta noite.
49 a. nasce SILENE, sobrinha da LUCINDA, filha de Dona MARIA, no dia 30 de outubro de 1966. No dia 29 de outubro de 2005, por ocasião de uma festa de comemoração de aniversário, por motivos fúteis, o seu irmão JOÃO RICARDO brigou com ADILSON, rapaz com quem SILENE vive. Isso deixou a família muito preocupada, principalmente a sua tia LUCINDA. No dia 4 de março de 2006 SILENE passou por maus bocados. Ela teve de tomar medidas por ocasião do suicídio de sua irmã SILVANA. Procurou nossa ajuda.
48 a. bondes elétricos são extintos no bairro de CAMPO GRANDE em 30 de outubro de 1967.
48 a. ninguém recebe nesse ano o Prêmio NOBEL DA PAZ, em 30 de outubro de 1967.
46 a. da posse do GENERAL EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI na PRESIDÊNCIA DO BRASIL, em 30 de outubro de 1969. Foi eleito pelo Congresso Nacional, reaberto para a ocasião, iniciando o período mais duro da ditadura brasileira. Ele assumiu o poder disposto a combater a esquerda utilizando as mesmas táticas da “guerra suja”. Ficaria à frente do PODER até 15 de março de 1974. Durante o seu governo, os movimentos estudantis e sindicais foram contidos e silenciados pela repressão policial. Foi nesse período que ocorreu a maior parte dos desaparecimentos políticos e que a tortura se tornou prática comum dos DOI–CODIs, órgãos governamentais responsáveis por anular os esquerdistas. Com o objetivo de coibir os manifestantes, o governo criou o slogan ‘BRASIL, AME-0 OU DEIXE-O”.
45 a. falece o ex-combatente de 32, PAULO NOGUEIRA FILHO, autor dos quatro volumes de “A GUERRA CÍVICA DE 1932”, em 30 de outubro de 1969. Em 23 de maio de 1980, os restos mortais de PAULO NOGUEIRA FILHO foram trasladados do Cemitério da CONSOLAÇÃO para o 1º BATALHÃO DE POLÍCIA “TOBIAS DE AGUIAR” e, desse batalhão, para o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.
44 a. da tentativa de suicídio da namorada do meu motorista, soldado ARLINDO. A NEUSA ingeriu uma certa quantidade de soda cáustica, com o intuito de pôr termo à vida. Aconteceu no dia 30 de outubro de 1971. Socorrida a tempo, foi levada ao HOSPITAL DAS CLÍNICAS.
44 a. PACAEMBU vive uma noite de gala neste sábado, 30 de outubro de 1971. Mais de 64 mil torcedores se aglomeram para ver mais um SANTOS e CORINTHIANS pelo Campeonato Brasileiro. Os corintianos não têm mais o trauma de jejum de onze anos sem vitória sobre o rival, mas convivem com o fantasma PELÉ. O camisa 10 santista aproveita para colocar mais uma pulga atrás da orelha dos rivais, ao anunciar durante a semana do clássico que iria homenagear o nascimento da filha do amigo ROBERTO RIVELLINO. “Eu disse primeiro que iria fazer um gol e ele logo em seguida veio com essa brincadeira”, relembra a eterna “PATADA ATÔMICA” da COPA DO MUNDO de 1970, no MÉXICO. O SANTOS, que vinha de uma derrota de 1 a 0 para o CORITIBA, precisava de mais dois pontos para garantir vaga na próxima fase e fugir do assédio de FLAMENGO e SÃO PAULO. PELÉ previa mais uma vitória santista, e com um bom futebol. O técnico BALTAZAR, o “CABECINHA DE OURO”, artilheiro corintiano nos anos 1950, não se assustou com as ameaças de PELÉ. E em menos de meia hora do jogo, PELÉ deixa sua marca no gol do goleiro SIDNEI. O CORINTHIANS parte para cima do SANTOS no segundo tempo, empolgado pela maioria dos torcedores nas arquibancadas. O empate só vem no último minuto, após pressão terrível na área do goleiro JOEL MENDES, que substitui o argentino CEJAS, com uma lesão muscular. E quem marca? RIVELLINO.
43 a. da seguinte anotação em meu diário, no dia 30 de outubro de 1972: “Meu filho MÁRIO completou ONZE ANOS de idade no dia 25 de outubro de 1971. Prometi-lhe uma bicicleta e, nesta manhã, levo-o até o “JARDIM DOS MÓVEIS”, na TRANQUILIDADE. Ali, compro-lhe uma “berlineta CALOI”.
42 a. criada a Secretaria do Meio Ambiente no BRASIL (SEMA) em 30 de outubro de 1973. Esse órgão mais tarde formou o IBAMA.
42 a. nasce PAULO ISIDORO, futebolista brasileiro, em 30 de outubro de 1973.
41 a. boxeador MUHAMMAD ALI nocauteia GEORGE FOREMAN e conquista novamente o título de campeão dos pesos pesados, em 30 de outubro de 1974. Foi uma luta de boxe que inspirou o livro de um famoso escritor (NORMAN MAILER) e um documentário ganhador do OSCAR (QUANDO ÉRAMOS SEIS). O duelo em KINSHASA, no ZAIRE (atual CONGO), foi mais que uma disputa pelo título mundial dos pesos pesados. É o maior exemplo esportivo de que a competência e a determinação, aliadas a uma boa dose de inteligência, podem tornar qualquer resultado possível. A maioria dos especialistas dos ESTADOS UNIDOS temia pela vida de ALI. Mas o ex-campeão, mais velho (32 anos contra 25), menos pegador (31 nocautes em 44 vitórias contra 37 nocautes em 40 triunfos), porém muito mais esperto, se esquivou dos violentos golpes do rival com maestria, caminhou no ringue como um bailarino e atacou com precisão no momento certo. O nocaute veio aos 2min58 do oitavo assalto, após uma inesquecível aula de ALI. Aproveitou um descuido para acertar uma seqüência de três golpes fortes. FOREMAN foi caindo em câmera lenta. Detalhe: ALI poderia ter castigado adversário, desguarnecido, mas, elegante, deixou o rival desabar na lona. Inesquecível.    
40 a. Príncipe JUAN CARLOS é proclamado Rei da ESPANHA pelo Parlamento e assume a Chefia do Estado em 30 de outubro de 1975.
37 a. nasce NATÁLIA LAGE, atriz brasileira, em 30 de outubro de 1978.
37 a. MÓRMONS: Dedicado o Templo de São Paulo, no BRASIL, primeiro no país, em 30 de outubro de 1978.
36 a. assassinato do metalúrgico SANTO DIAS DA SILVA. Dez mil metalúrgicos saíram em passeata pela zona sul de SÃO PAULO com o objetivo de parar a categoria no dia 30 de outubro de 1979. A corrente estancou em frente da SYLVÂNIA, fábrica de lâmpadas no bairro de SANTO AMARO, onde um policial militar decidiu pôr ordem na casa: SANTO DIAS, membro da pastoral operária e líder sindical, tinha 37 anos quando foi atingido por um tiro. “Ele notou que um companheiro era conduzido ao camburão e resolveu resgata-lo. Pedia calma aos colegas quando foi morto”, conta o metalúrgico WALDEMAR ROSSI, coordenador da pastoral operária. Em 1979, o sindicato dos metalúrgicos de SÃO PAULO era presidido por JOAQUIM DOS SANTOS ANDRADE, o “JOAQUINZÃO” (já falecido), apoiado pelos militares. Coube à oposição organizar as greves daquele ano, quando o sindicato permaneceu omisso. Naquele dia, reivindicavam-se 83% de reajuste salarial. SANTO DIAS liderava o movimento.
O autor do disparo que matou SANTO DIAS foi o PM HERCULANO LEONEL, primeiro policial condenado em um tribunal militar por motivo político no BRASIL. Alguns anos depois, porém, a defesa recorreu e ele foi absolvido. SANTO DIAS virou nome de um parque, uma praça e seis ruas na GRANDE SÃO PAULO. Tornou-se patrono do CENTRO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS da Arquidiocese de SÃO PAULO, órgão criado em 1980 sob as bênçãos do então cardeal dom PAULO EVARISTO ARNS e presidido por HÉLIO BICUDO, vice-prefeito de MARTA SUPLICY. Foi dom PAULO quem rezou a missa de corpo presente, realizada na CATEDRAL DA SÉ, lotada. “A influência de SANTO DIAS é enorme. Minha oração em sua missa foi publicada em um livro didático na AUSTRÁLIA”, conta dom PAULO. SANTO DIAS deixou a esposa, ANA DIAS, e os filhos SANTO DIAS FILHO e LUCIANA. SANTINHO tornou-se metalúrgico, fundando depois uma loja de material de construção. LUCIANA é pedagoga e escreveu, em parceria com o jornalista JÔ AZEVEDO e com a fotógrafa NAIR BENEDICTO, o livro SANTO DIAS-QUANDO O PASSADO SE TRANSFORMA EM HISTÓRIA. A obra foi lançada no dia 29 de outubro de 2004 (sexta-feira), durante ato em memória de SANTO DIAS na Câmara Municipal de SÃO PAULO. Diz LUCIANA “Minha maior angústia era ter de esconder quem era meu pai porque ele era muito visado pela repressão.”
36 a. das seguintes anotações em 30 de outubro de 1979: nesta terça-feira prossegue a greve dos metalúrgicos. Vou para o quartel às 8:30 horas. O TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ está à testa das operações, como Comandante Interino do CHOQUE. OSASCO entrou mesmo na greve. No entanto o movimento é fraco. Os jogos de volibol no Ginásio “DELPHIN BALANCIER” acontecem normalmente. Regressa o MAJOR PM ALUIZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA por conclusão de quinze dias de férias. São realizadas várias reuniões de oficiais em torno da greve. Os CAPITÃES PM DENIZALE e UXLEY visitam-me. Acontece um entrevero e tiroteio com piquetes e PMs na área da Avenida NOSSA SENHORA DO SABARÁ. Morte de um metalúrgico. MAJOR PM NIOMAR encontra-se na área de OSASCO. As repercussões da morte do metalúrgico SANTOS DIAS DA SILVA. O corpo está sendo removido para o IML. OSASCO encerra a GREVE. Às 19 horas deixo o choque. O TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ e o MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA irão ficar nesta noite no choque. Em casa, assisto o JORNAL NACIONAL: Aparece em BRASÍLIA TEODOMIRO DOS SANTOS. Fugiu em agosto. Pediu asilo na Nunciatura. Novo julgamento de MARIEL MARISCOTT. O Ministro do Trabalho – ROBERT BOULIN – nos EUA, acusado de corrupção, suicida-se. Na HOLANDA, colisão de 80 carros. Novo ministro da Saúde – WALDIR ARCOVERDE – tomou posse hoje. Os desdobramentos da morte do metalúrgico SANTO DIAS DA SILVA.  ´
35 a. AHMED BEN BELLA, primeiro presidente da ARGELIA, é libertado após permanecer quinze anos preso, em 30 de outubro de 1980.
34 a. nasce ANA ROBERTA GUALDA, atriz brasileira, em 30de outubro de 1981.
32 a. presidente RAÚL ALFONSIN toma posse na ARGENTINA no dia 30 de outubro de 1983. Foi o primeiro civil a ocupar o cargo desde 1975.
31 a. HONDURAS, EL SALVADOR e COSTA RICA, apoiadas pela GUATEMALA, elaboram uma nova versão da ATA DA CONTADORA, no dia 30 de outubro de 1984, para a pacificação da AMÉRICA CENTRAL
29 a. da expedição da CARTA DE SENTENÇA (30 de outubro de 1986), nos autos número 063/1986 de DIVÓRCIO CONSENSUAL, homologado pelo Juiz de Direito da 3ª Vara da Comarca de POÁ, ANTÔNIO SYDNEI DE OLIVEIRA JÚNIOR, transitado em julgado em 18 de setembro de 1986. Era o fim de um martírio que me acompanhou até o abandono do lar por MARIA DE CAMPOS em 1º de janeiro de 1975.
28 a. do regresso da VIAGEM DE ESTUDOS DO CSP/87, após visitar RECIFE, FORTALEZA e MANAUS, em 30 de outubro de 1987. Nesta sexta-feira, em MANAUS, o TENENTE-CORONEL PM NEY inda sai para comprar um Vídeo Cassete. Permaneço no apartamento assistindo notícias da TV MANCHETE. Às 10:30 horas descemos para o saguão do hotel. A conta é fechada.
São mais de 11 horas quando um ônibus da PM transporta-nos para o Aeroporto EDUARDO GOMES. No hotel ficam alguns colegas nossos, acompanhados de suas esposas, que chegaram ontem: CORONEL PM CARLOS FUGA, TENENTE-CORONEL PM CRUZ, TENENTE-CORONEL PM FÁBIO e MAJOR PM CASERTANI.
No aeroporto temos algumas dificuldades com as bagagens. Muita gente está levando inúmeros aparelhos eletrônicos. Levamos algum tempo para a liberação das malas e pacotes.
Às 13:40 horas embarcamos num AIRBUS da VASP. Vinte minutos depois estamos deixando MANAUS, a terceira etapa de nossa VIAGEM DE ESTUDOS.
Os relógios são novamente adiantados uma hora para compensar o fuso horário MANAUS – BRASÍLIA. Assim é que chegamos em BRASÍLIA depois das 17 horas. Alguns companheiros nossos ficam em BRASÍLIA, onde tomarão outros rumos. Os pernambucanos MONTEIRO e ARAÃ seguirão para RECIFE; PORTELA irá para o RIO e EDGAR para MINAS.
Às 18:45 horas o avião toma destino de SÃO PAULO. São mais 75 minutos de viagem. No aeroporto de CUMBICA aguardamos a liberação das malas.
LUCINDA, PAULO CÉSAR e o PM BATISTA estão à minha espera. Está encerrada a VIAGEM DE ESTUDOS. As cidades de RECIFE, FORTALEZA (principalmente) e MANAUS ficarão apenas na recordação.
O PM BATISTA transporta-me para casa. Agora são as notícias desses doze dias de separação dos familiares. Eles querem saber de detalhes da viagem e também transmitem o quotidiano familiar nessa ausência. A grande preocupação da LUCINDA é a operação que deverá sofrer no dia 4 de novembro. Internar-se-á no Hospital CRUZ AZUL em 3 de novembro.
27 a. da vitória de AYRTON SENNA em SUZUKA-GP do JAPÃO, tornando-se CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA UM, no dia 30 de outubro de 1988. Em 24 outubro 1993, SENNA novamente venceu o GP DO JAPÃO.
26 a. televisão Espanhola (TVE) inicia a emissão via satélite do CANAL DA AMÉRICA, em 30 de outubro de 1988.
26 a. uma cerimônia no Aeroporto de LUANDA comemora a retirada de 25 mil soldados cubanos que permaneciam em ANGOLA, em 30 de outubro de 1989.
26 a. falece o cantor popular mexicano, PEDRO VARGAS, em 30 de outubro de 1989.
26 a. da despedida do Cel. UBIRAJARA PISANI do CPM, onde foi o comandante. Na época, ele me escolheu para ser o seu CHEFE DO ESTADO-MAIOR, quando então fui transferido do CPAM-1, onde eu era o comandante, para o CPM. PISANI deixou o Comando do Policiamento Metropolitano em 30 de outubro de 1989. Seria transferido para o CPAI-5 (ARAÇATUBA), passando logo depois para a reserva.
25 a. da instalação da 1a.Companhia de Guardas da PMESP, em 30 de outubro de 1989.
24 a. aberta a Conferência de Paz para o Oriente Médio em MADRI, em 30 de outubro de 1991.
24 a. das promoções de JOSÉ CARLOS ALÍPIO e do médico ROBERTO CASTROPIL ao posto de CORONEL, em 30 de outubro de 1991.
23 a. nasce GUILHERME VIEIRA, ator brasileiro, em 30 de outubro de 1992.
23 a. do enterro de JOÃO GOMES DE OLIVEIRA no Cemitério de VILA FORMOSA, em 30 de outubro de 1992.
23 a. da captura de ROMÉRIO, na VILA CAIÇARA, em 30 de outubro de 1992.
23 a. do 1o. transplante do coração num recém-nascido, MATIAS, de 13 dias de idade, na AMÉRICA LATINA, realizado no INCOR, no dia 30 de outubro de 1992.
23 a. falece o CORONEL PM CELESTINO HENRIQUES FERNANDES, em 30 de outubro de 1992. Nasceu em 15 de abril de 1929. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1950. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1954. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1955; 1º TENENTE – 24 de maio de 1960; CAPITÃO – 24 de maio de 1964; MAJOR – 15 de dezembro de 1969; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1975.
22 a. falece o ator RIVER PHOENIX, em 30 de outubro de 1993.
21 a, falece JOSÉ EVANDRO PIRES DE CARVALHO, EVANDRO DO BANDOLIM, músico brasileiro, em 30 de outubro de 1994. Nasceu em 1932.
19 a. da inauguração da COLÔNIA DE FERIAS da PRAIA DO FORTE, do Clube dos Oficiais da PMESP (atual ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA PMESP), em 30 de outubro de 1996.
18 a. falecem: o cineasta SAMUEL FULLER e WÁLTER MONTEIRO, no dia 30 de outubro de 1997. WÁLTER MONTEIRO foi meu colega de POÁ, na época da adolescência.
18 a. inauguração da 1a. METRÓPOLE VERTICAL DA GRANDE SÃO PAULO - MEMORIAL DE GUARULHOS – em 30 de outubro de 1997.
18 a. pacote de medidas econômicas para defender o real é baixado pelo governo brasileiro, em 30 de outubro de 1997. Outras notícias nesta data: os oficiais da AORPM comentam comigo os assassinatos de MANOEL REZENDE (13 de junho de 1997) e APARECIDO GOMES PEREIRA (o corpo foi encontrado em 22 de outubro). REZENDE, Secretário de Finanças do Município de GUARULHOS foi assassinado por GOMES. Agora se procura o assassino de GOMES.
RAFAELA PANTUZZI MAURINO, de 10 meses, morreu asfixiada após passar quatro horas, sob um calor de 40 graus, no carro do pai, RODRIGO DA COSTA MAURINO, de 23 anos. Funcionário do Departamento de Trânsito de RIBEIRÃO PRETO, RODRIGO foi trabalhar e esqueceu o bebê no veículo.
O PM IVANILDO SANTOS DE OLIVEIRA foi baleado por 4 bandidos quando conversava com a ex-mulher, FABIANA DA SILVA OLIVEIRA, no interior de seu carro, no LIMOEIRO, zona leste.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES visita-nos no MMDC. Levará ao Prefeito de PEDREIRA um capacete dos veteranos e uma carta de agradecimento pela inauguração do Monumento ao Movimento Constitucionalista de 32, no último dia 26. Os veteranos SEVERINO e PAULINO, o doutor LACERDA e seu amigo FRITZ também comparecem à Sociedade nesta tarde. O CORONEL CANAVÓ trabalha num novo artigo contra o Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e torce pela confusão generalizada com a queda da Bolsa de Valores no mundo. Acertamos detalhes para a realização da missa de FINADOS no Monumento Mausoléu. Parece que tudo está pronto para mais esse evento do MMDC.
Deixando a Sociedade, vou embarcar no ônibus COCAIA. Reparo no abandono a que está relegada a antiga garagem de ônibus GUARULHOS, um dos lugares mais movimentados da cidade nos anos 1960, quando vim trabalhar no Município, como tenente. A antiga casa onde morava o PM TELÍRIO SENA foi derrubada e no seu lugar foi construído um prédio comercial de dois andares. Ao lado da garagem abandonada, velhas casas também foram demolidas há meses.
O CAPITÃO PM GÉRSON LIMA DE MIRANDA, de 37 anos, comandante da 3ª Companhia do 23º BPMM, está sendo acusado de tratar os recrutas de sua unidade com desprezo, além de submetê-los a carga de trabalho excessiva. A denúncia foi feita pelo PM PEDRO ISMAEL MARTINS SILVA, de 23 anos, que, na quarta-feira, ontem, insurgiu contra o oficial, negando-se a cumprir ordem para entregar seu revólver de uso pessoal. O PM PEDRO compareceu à Corregedoria e fez várias denúncias contra o seu comandante.
Nesta noite, em SÃO JANUÁRIO, RIO, o VASCO deu um vexame na SUPERCOPA DOS CLUBES CAMPEÕES DA LIBERTADORES. Perde para o RIVER PLATE por 2 a 0. Está eliminado do torneio. RIVER PLATE x ATLÉTICO NACIONAL DE MEDELLIN e SÃO PAULO x COLO COLO são os semifinalistas.
16 a. transf. reserva: Cel. PM FRANCISCO ANTÔNIO MAGNELLO e Ten.Cel. PM CARLOS ROBERTO DE M. BITTENCOURT, em 30 de outubro de 1998. MAGNELLO nasceu no dia 25 de dezembro de 1952. Entrou para a PMESP em 19 de fevereiro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1970; 1º TENENTE – 25 de janeiro de 1979; CAPITÃO – 24 de maio de 1986. Não tenho as datas de suas outras promoções. O CORONEL PM CARLOS ROBERTO nasceu em 16 de agosto de 1950. Entrou para a PMESP em 20 de setembro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978.  PROMOÇOES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1978; 1º TENENTE – 24 de maio de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1998. Não tenho as outras datas de promoções.
17 a. chuvas provocam o maior congestionamento do ano em SÃO PAULO: 224 quilômetros de extensão. Outras anotações: viajo num lotação até a estação ARMÊNIA, numa manhã fria a chuvosa. ELÁDIO e ALEMÃO comentam a naufrágio do TITANIC. CRISTIANO está elaborando uma tese sobre esse assunto. Mantenho contato telefônico com o CORONEL EX Ref ATILIANO sobre uma entrevista à repórter do METRÔ NEWS que está elaborando uma matéria sobre o Movimento Constitucionalista de 32. O repórter fotográfico QUEIROZ encontra-se no Monumento Mausoléu. Na tarde, os veteranos PAULINO e ATLILIANO dão seus depoimentos à repórter. Tudo vai bem até a chegada do CORONEL ARY CANAVÓ. Esteve ele em CRUZEIRO e ali se realizou um ato cívico na região do túnel. Teima o CORONEL CANAVÓ em fazer menção ao 29 de outubro, queda de GETULIO VARGAS, como marco vinculado a 1932. São fatos distintos, que nada têm a ver entre si. CANAVÓ tripudia em cima da história. O pior é que está obsecado pela idéia criada por ele próprio. Houve ontem uma viagem de trem, saindo de CRUZEIRO e percorrendo a região onde se deram os combates de 1932.   
15 a. falece a psiquiatra NISE DA SILVEIRA, em 30 de outubro de 1999, aos 94 anos, vítima de insuficiência respiratória. Outras notícias neste sábado: na madrugada, a partir das 2 horas, assisto o treino da Fórmula 1, em SUZUKA, JAPÃO, para a formação do “grid” de largada do GRANDE PREMIO. MICHAEL SCHUMACHER será o Pole Position para esse grande prêmio. MIKA HAKKINEN, candidato ao título de Campeão Mundial, sairá em segundo lugar. Seu oponente, EDDIE IRVINE, fica com o quinto tempo. O terceiro é DAVID COULTHARD; em quarto está HEINZ-HARALD FRENTZEN.
Na biblioteca, acerto meus documentos no arquivo. Leio jornais de 1932 e rascunho alguma coisa para ser lida antes da missa de FINADOS (2 de novembro) no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932.
Releio minhas memórias: 22 a 31 de outubro de 1989, 1984 e 1983.
Pelo Campeonato Brasileiro temos: em CURITIBA – PARANÁ 1 x SÃO PAULO 2; SANTOS 2 x GRÊMIO 1; BOTAFOGO (RJ) 3 x GAMA 1.   
O PM EDVALDO LOPES, de 33 anos, foi assassinado a tiro quando chegava na casa de sua sogra, no PARI, zona leste. O PM baleou um dos ladrões, que foi socorrido pelos parceiros na Santa Casa de Misericórdia, onde todos foram detidos.
ACONTECEU EM 30 DE OUTUBRO DE 2001 : -     TERÇA-FEIRA
PAULO CÉSAR chega por volta das 2 horas, carregado por companheiros. Foram brincar de skate no Shopping Center Internacional de Guarulhos e caiu de forma desajeitada, deslocando o ombro esquerdo. Foi socorrido ao HOSPITAL MUNICIPAL DE URGÊNCIA e, depois colocada uma tipóia para apoiar o braço. LUCINDA e o PM JOÃO GOMES acordam com todo esse reboliço.
Os jornais O ESTADO e o JORNAL DA TARDE trazem a notícia da missa IN MEMORIAM dos ex-combatentes de 32, marcada para FINADOS no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA.
Na reunião do MMDS se faz menção à famigerada mega-operação executada nos anos passados. Em 2000, surgiram problemas terríveis, inclusive malversação do dinheiro empregado no plano e corrupção ativa. As coisas não ficaram bem provadas, mas é aconselhável que não aconteça neste ano, já que os integrantes da operação são os mesmos. Há discussão em torno desse assunto.
O setor de pesquisa do MMDC está acéfalo com a demissão de dona IRENE. Dona CÉLIA não dá conta da correspondência normal sempre interrompida com os telefonemas das pessoas que perguntam pela pesquisa.
O TENENTE PM ALEXANDER, do 12º BPMI, BOTUCATU, é um deles. Quer comprovar que o ex-combatente JOSÉ MARIA AMANDO, falecido, pertenceu ao Movimento de 32, para conseguir a Pensão Especial da viúva. JOSÉ MARIA AMANDO recebeu durante vinte anos essa pensão e agora a viúva precisa provar a sua participação na Revolução. É UM ABSURDO!!!
Telefona-me o senhor MARCONDES. Quer elaborar um documento para a Polícia Florestal acerca de seu terreno em SÃO LOURENÇO DA SERRA.
O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não vem hoje à Sociedade, mas telefona para saber as notícias desta terça-feira.
Mantenho contato com a DAMCO, através TENENTE PM HERNANDEZ, para dirimir dúvidas quanto à missa de FINADOS.
Em casa, PAULO CÉSAR sofre dores com o braço deslocado na brincadeira de skate. Aparece novamente a KÁTYA. Durante um bom tempo eles estavam brigados.

O Comandante Geral, Cel. RUI CÉSAR MELO, assinou os ofícios de convocação dos conselheiros para uma reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para as 16,00 horas de 13 de novembro. Será discutida a organização de uma COMISSÃO para tratar do 70o. ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, em 2002.

No inicio da noite, NICOLAU DOS SANTOS NETO estava novamente no prédio onde funciona a carceragem da POLÍCIA FEDERAL, desta vez cumprindo prisão em cela comum, com mais cinco presos. Antes de ter obtido prisão domiciliar em 29 de junho 2 001, NICOLAU havia ficado preso por oito meses em um quarto com televisão, videocassete e geladeira.

Um porta-voz da ALIANÇA DO NORTE, oposição armada ao TALEBAN, afirmou hoje que entre 15 e 20 soldados dos EUA montaram base em DARA-I-SUF, norte do AFEGANISTÃO, para ajudar a coordenar bombardeios americanos e ataques da ALIANÇA. O secretário da Defesa dos EUA, DONALD RUMSFELD, confirmou a informação. Em tentativa de reforçar o apoio popular, o primeiro-ministro TONY BLAIR pediu aos britânicos que jamais esqueçam as razoes da campanha militar anti-terrorista no AFEGANISTÃO.
  
VÂNDALOS ATACAM AGÊNCIAS DO UNIBANCO:- 28 agências foram depredadas na madrugada, em diversos pontos da Capital. Os autores do ataque atiraram esferas metálicas, estilhaçando as portas de vidros dos bancos.

FALECEU em SÃO PAULO, aos 89 anos, EVA HERZ, fundadora da Livraria CULTURA. Ela começou com um serviço de empréstimo de livros em alemão, de sua biblioteca  particular, ao  chegar ao  Brasil,  em 1939, fugindo do nazismo na ALEMANHA, sua terra natal. Falece também, nesta data ALBERTO ZOLIM FILHO (CARLITOS), jogador de futebol que jogou no INTERNACIONAL (nasceu em 1921.

O FILME ABRIL DESPEDAÇADO, do cineasta WALTER SALLES, foi escolhido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura como o representante brasileiro na disputa por uma indicação do OSCAR na categoria de melhor filme estrangeiro. SALLES concorreu ao OSCAR  há três anos com CENTRAL DO BRASIL, protagonizado por FERNANDA MONTENEGRO.

2 002  :   -      QUARTA-FEIRA
A edição do JORNAL DA TARDE de 30 de outubro mostrava a primeira ida de LULA a BRASÍLIA após ter vencido a eleição para presidente. Na capital, o presidente eleito foi ovacionado pelos militantes nas ruas. Além disso, o Senador pretendia proibir os motoristas de fumarem cigarro ao volante e, no esporte, o jogo do PALMEIRAS contra o BOTAFOGO seria decisivo para o time não ser rebaixado.

LUCINDA conta-me lances de profundo descaramento entre a MARLENE e o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. Depois da feia briga entre os dois (dentre as dezenas que já aconteceram), os dois voltaram a se conversar e fazer planos de uma vida em comum longe da casa da MARLENE, pois o JCS sente-se envergonhado de voltar para essa residência. Então eles querem fazer uma viagem até PERNAMBUCO e depois irão morar num outro lugar. Os dois não têm vergonha. Ou melhor, o JCS tem um pouco mais do que a MARLENE porque não quer voltar para o local onde moravam. Pior ainda é que a MARLENE assumiu o compromisso de ficar com o IAGO durante um tempo que a KÁTYA tem de trabalhar, para ganhar os seus direitos na firma, e viajando para PERNAMBUCO, a guarda do bebê vai sobrar para a LUCINDA. Por enquanto são conjecturas, mas não deixa de ser um quadro ridículo.

Logo cedo, telefona-me o Sr. MARCONDES. Conta-me que dona JÚLIA, sua senhora, atendeu o aparelho e uma pessoa disse que ele deveria deixar a Sociedade porque estava metido com um bando de bandidos. Como é usual nas pessoas covardes, não declinou o nome. Como dona JÚLIA está adoentada, ficou ela temerosa pela vida do marido e conversou com ele sobre mais essa ameaça. O presidente não arredará pé do MMDC como querem seus inimigos. Apenas tentará identificar o criminoso que anda lhe telefonando, na tentativa de fazer uma pressão psicológica a fim de que ele renuncie ao cargo. Apesar de tudo, isso abala o presidente. 
Mais tarde, na Sociedade, recebo outros telefonemas do presidente. Ele está querendo enfrentar a situação, mas não sabe como. Quer marcar um encontro com o CORONEL CELSO, Chefe de Gabinete do Comando Geral. Necessita entregar os documentos onde o CONDEPHAAT anuncia que não há mais negócio com o IPH. No entanto, não consigo conversar com o Cel. CELSO, ocupado numa reunião de oficiais no QCG.
Agora a amolação vem da SECRETARIA DA CULTURA. Chegam dois ofícios dizendo que o CONVÊNIO firmado com a Sociedade, no valor de cinqüenta mil reais está cancelado porque não obedecemos os prazos estipulados e que uma prestação de contas de dez mil reais, em 2000, também não está legal. Sou obrigado a telefonar para o tesoureiro, CORONEL RENALDO, explicando-lhe o que está acontecendo. Logo o RENALDO comparece no MMDC para cientificar-se dos ofícios e, inclusive, por telefone, conversa com o Sr. MARCONDES sobre esse assunto, pois fui obrigado a levar ao conhecimento do presidente o teor da documentação. O RENALDO disse que irá ainda hoje à SECRETARIA DA CULTURA.

Essa tarde foi amargurada no MMDC. O inimigo quer mesmo a derrota do nosso presidente e vai se articulando de todos os lados. O RENALDO também disse ter recebido a carta do Cel. CANAVÓ, pedindo a deposição do presidente. Dona CÉLIA aprontou toda a documentação referente à reforma do Monumento–Mausoléu, mas até às 16 horas nenhum conselheiro compareceu no MMDC para fazer as consultas sugeridas através de carta nossa aos conselheiros.

O ex–PM ALEXANDRE DIMOPOULOS foi condenado a 16 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Em 20 de novembro de 1996, DIMOPOULOS matou o estudante ÂNDERSON DOS SANTOS TOSSATO, de 14 anos, com um tiro no peito e outro na boca, no bairro DEMARCHI, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. O rapaz estava com um amigo e tinha um revólver de brinquedo. Ambos foram cercados por DIMOPOULOS e pelo PM WÁGNER NOVO. Os policiais confundiram TOSSATO com um bandido e alegaram que ele estava armado e teria atirado neles. DIMOPOULOS foi expulso da POLÍCIA MILITAR em 1997.

Com a ajuda de GALEANO, que perdeu um pênalti aos 2 minutos do segundo tempo, o PALMEIRAS venceu o BOTAFOGO por 2 a 1, nesta noite, no PALESTRA. Favorecido por outros resultados, o time de LEVIR CULPI pulou da “lanterna” para a 21ª posição, escapando da zona de rebaixamento. O CORINTHIANS derrotou o FLAMENGO por 1 a 0 e o SANTOS empatou com o BAHIA em 1 a 1. Outros resultados: ATLÉTICO MINEIRO 3 x INTERNACIONAL 2; GRÊMIO 2 x ATLÉTICO (PR) 1; CORITIBA 3 x CRUZEIRO 1; PAYSANDU 1 x GOIÁS 2; FIGUEIRENSE 1 x SÃO CAETANO 2. 

A festa acabou. O mercado financeiro deu hoje uma guinada espetacular, anulando as duas altas desta semana e até dando prejuízo de 1,06% no mês. A bolha especulativa, ao que parece, começa a furar. Os donos do dinheiro voltam a aplicar em títulos públicos e até em ações de empresas, especialmente as exportadoras. O DÓLAR caiu 2,75% cotado em R$ 3,715. A BOLSA DE VALORES disparou, chegando mesmo a passar dos 5%, mas encerrando o pregão em alta de 4,47%.

Uma estátua em homenagem ao centenário do poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em seu tamanho natural, sentado sobre um banco no calçadão de COPACABANA, próximo ao POSTO SEIS, foi inaugurada hoje.

CONDENADO a sessenta anos de prisão o professor de educação física JOÃO BATISTA LISBOA, de 40 anos, por ter cometido atos de pedofilia contra quatro alunos da escolinha de futebol de SÃO PAULO em que dava aulas. LISBOA, que confessou os crimes, já estava preso desde abril do ano passado.

FALECEU, aos 88 anos, o ex–deputado MÁRCIO RIBEIRO PORTO. Nascido em 28 de agosto de 1914, no município de PINHAL, no interior de SÃO PAULO, era formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1917. Foi procurador da Secretaria de Estado da FAZENDA, nomeado em 1949; procurador da Fazenda Estadual no Tribunal de Contas do Estado, em 1949; substituto de Ministro do TCE, em 1949; sub–chefe e chefe da Casa Civil do Governo Lucas Nogueira Garcez (1951/54); Deputado Estadual, eleito em 3 de outubro de 1954, pelo Partido Republicano. Tomou posse na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 12 de março de 1955. Por decreto de 30 de junho de 1966, do governador LAUDO NATEL, foi nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado. Permaneceu no TCE até requerer sua aposentadoria em 27 de outubro de 1969.

CONFIRMADO por uma equipe de cientistas que o célebre imperador francês NAPOLEÃO BONAPARTE morreu de câncer no estômago, e não envenenado com arsênico, como se acreditava. Os pesquisadores chegaram à conclusão depois de analisar mechas do cabelo do imperador.

Encontradas escadarias, rampas e muros pré–incas nas águas do lago TITICACA, no PERU, por mergulhadores da Marinha e oceanógrafos. Além das ruínas, os pesquisadores localizaram uma plataforma de pedra com peças de cerâmica e ossadas que podem ter pertencido ao povo TIAHUANACO. Em LIMA.

ACUSADA de lavagem de dinheiro a R. J. REYNOLDS, a segunda maior fabricante americana de cigarros. Uma comissão da União Européia abriu um processo nos EUA contra a companhia, sob a alegação de que ela não se esforça para evitar que o crime organizado invista no comércio de cigarros o dinheiro obtido com armas e drogas.

ASSASSINADO o “rapper” americano JAM MASTER JAY, DJ do grupo RUN-DMC . Ele levou um tiro na cabeça dentro de um estúdio de gravação. O RUN-DMC ganhou álbum de multiplatina, uma raridade entre os grupos de “hip hop”. Nenhum suspeito do crime foi detido.

Pelo menos 60 pessoas morreram no incêndio de um prédio comercial de cinco andares no centro de HO CHI MINH, ao sul do VIETNÃ. Algumas redes de TV e jornais dizem que o número de vítimas passou de cem. Cerca de 120 pessoas ficaram feridas, dez em estado grave, no incêndio que começou por volta da hora do almoço. O fogo se alastrou e durou cerca de cinco horas.

O Governo italiano declarou hoje estado de emergência em algumas áreas da SICÍLIA. Vários terremotos acompanharam a erupção do vulcão ETNA e obrigaram cerca de mil pessoas a abandonar suas casas na região. A decisão foi tomada em uma reunião feita pelo Governo, em ROMA. Centenas de tremores foram registrados desde que a erupção começou em 27 de outubro. Continuando uma década de tradição, os moradores de LINGUAGLOSSA, em SANTA VENERINA, rumaram em procissão com a estátua da padroeira à estação de trem, deixando-a lá para que fique longe do perigo.

ANUNCIADO pelo governo russo que o gás usado para neutralizar os rebeldes chechenos que invadiram um teatro em MOSCOU e mantiveram mais de 700 pessoas como reféns era baseado em FENTANIL, derivado do ópio, normalmente utilizado para aliviar a dor. Aplicado em alta dosagem durante a invasão do teatro, o gás acabou matando 119 reféns, alem dos 50 seqüestradores.

MORREU um dos mais destacados cineastas e roteiristas da ESPANHA. Seu filme mais famoso foi A MORTE DE UM CICLISTA (1955). Aos 80 anos, vítima de complicações hepáticas, em MADRI.

SENTENCIADOS à prisão perpétua os argelinos BOUALEM BENSAID e SMAIN AIT ALI BELKACEM, ambos de 34 anos, do GRUPO ISLÂMICO ARMADO DA ARGÉLIA. Eles foram autores de ataques à bomba em PARIS, em 1995, que deixaram oito mortos e 200 feridos.
  
Assisto no INTERCINE da GLOBO o filme SEQÜESTRO SEM RESGATE. Um ônibus é perseguido por dois seqüestradores (irmãos) que têm em seu poder a esposa de um industrial. Este se encontra no ônibus, que metralhado, vai cair num desfiladeiro e os sobreviventes descobrem que o acidente foi provocado por causa dessa pessoa que estava em sua companhia. A perseguição continua, apresentando momentos tensos. Vale a pena assistir, apesar de já ser bastante tarde.

2 003   :   -      QUINTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO, de 30 de outubro de 2003.
OBELISCO EM REFORMA EXIBE PROPAGANDA. O Obelisco do IBIRAPUERA – como é conhecido o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista – obra que homenageia os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 – está passando por restauro e exibe um visual bastante estranho. Além de estar “embrulhado”, o monumento virou outdoor de propaganda da empresa que está financiando as obras de restauro. Segundo nota da Secretaria Municipal do VERDE E MEIO AMBIENTE -–responsável pelo PARQUE DO IBIRAPUERA – a propaganda foi autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – CONDEPHAAT – que aprovou o tombamento do monumento em 1981.
CRISTIANO e RAFAEL participam da reunião normal do MMDS, trazendo algumas novidades para os assuntos em pauta. VICTÓRIO, CARMELO, MÁRIO MARGARIDO, CARBAIA dão os seus palpites no futuro da Entidade, já pensando em mudanças para 2004. Está descartada aquela MEGAOPERAÇÃO que se fazia em três Estados, combatendo ladrões de carga, por causa de corrupções havidas em certos setores, principalmente o civil. Isso veio à baila ontem, mas não iremos executar esse trabalho.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Sr. MARCONDES comparece ainda, antes de sua viagem a ARAÇATUBA, como tinha planejado. Quer acertar o acordo com o funcionário VASCO, que está deixando a Sociedade, porque arrumou um serviço melhor. Será difícil suportar a lacuna deixada pelo rapaz que entende de tudo da Sociedade. O presidente quer deixar no seu lugar o seu motorista.
Passa pelo MMDC o CORONEL Ref. PLÍNIO ANGANUZZI. Está fazendo uma série de exames na CRUZ AZUL e não pôde comparecer ontem na reunião do CONSELHO SUPREMO. O sócio ALEXANDRE, nesse momento, telefona-me. Está ausente da Sociedade há meses. Trabalha do BANCO AMRO/REAL.
Atendo o filho do veterano de 32, GUMERCINDO CAMARGO. O Sr. JOSÉ FRANCISCO ALMEIDA CAMARGO traz comprovantes da participação de seu pai na revolução de 32. Ele faleceu em 27 de setembro de 1996. Nasceu em 5 de janeiro de 1894. Pertenceu ao DESTACAMENTO JOÃO DIAS – 2ª Cia. do Batalhão de Voluntários “23 de MAIO”. Pleiteia a PENSÃO ESPECIAL para a sua irmã, deficiente visual.
Por volta das 16 horas, o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO manda-me entregar uma documentação que o Tenente-Coronel da Aeronáutica HÉLIO FERREIRA DA SILVA, atual Comandante do Exército Constitucionalista, quer que chegue às minhas mãos. Ele me manda a proposta de admissão como sócio do MMDC do senhor BASÍLIO DE MORAES CAVALHEIRO FILHO, nascido em 14 de dezembro de 1916. Na Revolução de 32, BASÍLIO, com dezesseis anos, alistou-se na CRUZADA DOS ESCOTEIROS e foi designado para servir como auxiliar de enfermeiro, agregado ao 1º BATALHÃO DE CAÇADORES PAULISTA (LARGO DO AROUCHE). Também me manda o pedido de PENSÃO ESPECIAL formulado pela viúva do ex-combatente ALCIDES RAMOS NOGUEIRA (falecido em 14 de maio de 2001).
A Sociedade recebe hoje uma carta do hospital SANTA RITA, com o seguinte teor: “Em atenção à solicitação dessa distinta Sociedade, estamos encaminhando a Vs. Ss. os dados disponíveis referentes à internação do paciente Sr ORLANDO ALVARENGA, conforme inscritos no anexo documento: o Livro número dois do Registro de Internados da Casa de Saúde Santa Rita. Segundo consta no referido registro, a internação número 674 ocorreu no dia treze de julho de 1932, com o diagnóstico de: “secção anatômica de medula-paralisias”. O paciente que contava então com trinta e dois anos de idade, foi submetido a uma cirurgia, mas devido ao seu estado de saúde gravíssimo, veio a falecer no dia doze de agosto de 1932. Sem mais para o momento, ficamos à disposição de Vs. Ss. para qualquer outro esclarecimento que se faça necessário. Atenciosamente Doutor CARLOS EDUARDO LICHTENBERGER, Diretor Presidente.”
Essa solicitação foi feita pelo advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO, na célebre briga para se colocar o “A” de ALVARENGA na sigla MMDC.
  
Nem bem chego em casa e o Sr. MARCONDES telefona-me. Diz que o GENERAL BUENO recebeu, no Monumento-Mausoléu uma documentação da “polícia ambiental”. Faço uma ligação telefônica com o PM de plantão no Monumento, CARLOS, e este me explica que se trata de uma denúncia anônima feita à ouvidoria da polícia civil, sobre as lonas que estão cobrindo o obelisco. Essa denúncia foi remetida para a Secretaria do MEIO AMBIENTE da Prefeitura e chega às mãos do GENERAL BUENO. Vivemos momentos difíceis, com inimigos que pensam em sabotar o restauro do Monumento-Mausoléu. Agora, se acobertam no anonimato, tentando nos prejudicar.

Contra um adversário que abusou de bolas na linha e jogadas de efeito, GUSTAVO KUERTEN foi eliminado nas oitavas-de-final do MASTERS SERIES DE PARIS pelo inglês TIM HENMAN. Esse torneio foi o último de GUGA em 2 003. Na semana que vem, disputa um torneio exibição em SÃO PAULO e aí entra em férias.

Dois delegados e um agente da Polícia Federal, dois advogados, dois empresários e a ex-mulher de um juiz federal foram presos hoje, em SÃO PAULO, acusados de envolvimento com o crime organizado e a venda de sentenças judiciais favoráveis a traficantes e contrabandistas. Além dos oito presos, o Ministério Público denunciou três juízes federais – JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS e os irmãos ALI e CASEM MAZLOUM. Foram apreendidos 300 mil dólares. Estão presos os delegados JOSÉ AUGUSTO BELLINI, chefe da Divisão de Passaportes da Polícia Federal em SÃO PAULO – que estava de licença médica – e JORGE LUIZ BEZERRA DA SILVA (aposentado de ALAGOAS); o agente CÉSAR HERMAN RODRIGUES (que trabalha no gabinete do juiz ROCHA MATTOS); a ex-mulher do juiz, auditora aposentada da Receita Federal, NORMA REGINA EMÍLIA CUNHA (que guardava o dinheiro em sua casa); os empresários WÁGNER ROCHA e SÉRGIO CHIAMARELLI JÚNIOR; e os advogados CARLOS ALBERTO DA COSTA SILVA e AFFONSO PASSARELLI FILHO. As acusações vão de prevaricação, tráfico de influência e corrupção até formação de quadrilha, com o envolvimento de juízes. Contra os irmãos MAZLOUM a acusação é de abuso de poder e ameaça contra policiais. A prisão dos juízes não foi decretada porque a juíza THEREZINHA CAZERTA, do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL, ainda está examinando as provas apresentadas contra eles pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.

Sem citar nomes ou excluir os aliados ITAMAR FRANCO e JOSÉ SARNEY, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA acusou hoje seus antecessores de serem “covardes” por não terem tido coragem de avançar nas reformas que o BRASIL precisava. Também sem nomear ninguém, disse que a fome no semi-árido nordestino não acabou por falta de vergonha dos responsáveis por terminar com o problema. A acusação foi feita na inauguração do aeroporto de CAMPINA GRANDE, na PARAÍBA. LULA disse que seu governo fará quantas reformas forem necessárias. Aos que cobram resultados de sua gestão, LULA afirmou que ainda faltam mais de três anos para cumprir as promessas de campanha.

ACATADA pelo Tribunal Regional Eleitoral denúncia contra o prefeito de CURITIBA, CÁSSIO TANIGUCHI, acusado pelo Ministério Público de omissão de gastos na prestação de contas de sua campanha, em 2000.

CASSADA a liminar que impedia o processo que pede a cassação do governador do Distrito Federal, JOAQUIM RORIZ, acusado pelo PT de abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2002.

O CPOR de SÃO PAULO é homenageado pelo Conselho da Ordem do Ministério Público Militar, que concedeu a ORDEM DO MÉRITO PÚBLICO MILITAR.

DENUNCIADO pelo Ministério Público Estadual de MATO GROSSO DO SUL o ex-atleta ZEQUINHA BARBOSA, por manter relações sexuais com uma garota de 13 anos. Seu assessor, LUÍZ OTÁVIO ASSUNÇÃO, é acusado de produzir pornografia com menores. Três donos de motel foram acusados de facilitar a entrada de menores. Todos tiveram prisão preventiva decretada. Em CAMPO GRANDE.

ABSOLVIDO pela Suprema Corte da ITÁLIA o ex-primeiro-ministro GIÚLIO ANDREOTTI, da acusação de ter mandado a MÁFIA assassinar o jornalista CARMINE POCORELLI, em 1979. ANDREOTTI ocupou o cargo por sete mandatos. Fora condenado a 24 anos de prisão em segunda instância, mas recorreu da sentença. Em 1999 foi absolvido da acusação de integrar a MÁFIA.

OFERECIDA a recompensa de cinco milhões de dólares pelo governo dos EUA a quem der informações que levem à prisão de ABU MUSAB AL-ZARQAWI, apontado como administrador de um campo terrorista que funcionava no AFEGANISTÃO antes do atentado de 11 de setembro. ZARQAWI também é acusado de ter ligações com a rede  terrorista AL QAEDA. Em WASHINGTON.
   
Os incêndios florestais que há dez dias castigam uma área que vai da cidade mexicana de ENSENA aos subúrbios de LOS ANGELES, na CALIFÓRNIA, já causaram a morte de pelo menos 22 pessoas (entre elas um bombeiro), feriram 106, queimaram 291.501 hectares de florestas e destruíram mais de duas mil casas. Desde o início da tragédia, cerca de cem mil pessoas tiveram de abandonar suas casas – muitas vezes apenas com as roupas do corpo – para se refugiar em locais mais seguros.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou hoje que vai retirar temporariamente seus funcionários estrangeiros de BAGDÁ para avaliar as condições de segurança na capital iraquiana. “Pedimos ao pessoal de BAGDÁ que saia por enquanto para discutir o futuro de nossa operação”, disse MARIE HEUZE, porta-voz da ONU em GENEBRA.

O ex-Beatle PAUL McCARTNEY anunciou hoje o nascimento de BEATRICE, sua primeira filha com a atual esposa HEATHER MILLS. O anúncio corrige a notícia divulgada pelo jornal britânico de que o quarto filho do cantor seria um menino. O parto cesariano foi realizado na terça-feira, dia 28, três semanas antes do previsto.

2 004   :  -    SÁBADO    16418154   20420113  (3H)
Leio os jornais DIÁRIO DE SÃO PAULO, O ESTADO, JORNAL DA TARDE e AGORA. Os comentários sobre política vão falar sobre o segundo turno de domingo. JOSÉ SERRA está na frente de MARTA SUPLICY sete pontos nas últimas pesquisas de intenções de votos.

Também procuro acertar meus arquivos, principalmente aqueles que estão computadorizados. O sábado é de calor e de muita preguiça. Apenas sinto pena da LUCINDA. Ela levanta às 4 horas para acordar o PM JOÃO, que está escalado para trabalhar nesta data. Depois, não pára mais, cuidando da casa, do almoço, da arrumação da cozinha após a refeição e assim vai durante o dia todo. Quando se prepara para assistir a sua novela predileta “SENHORA DO DESTINO” chegam o IAGO e a KÁTIA. Aí, tem de tratar novamente do fogão. Enfim, é uma vida cansativa e que hoje ela dá sinal de estafa.

Pesquisas IBOPE e DATAFOLHA divulgadas hoje apontam vantagem do candidato JOSÉ SERRA sobre MARTA SUPLICY na disputa pela Prefeitura de SÃO PAULO. De acordo com o IBOPE, SERRA chega à eleição de amanhã com 49%das intenções de voto, contra 41% para MARTA. O DATAFOLHA aponta 50% a 43%. Os votos válidos dariam vitória a SERRA por 54% a 46%, segundo os dois institutos. A vitória de JOSÉ SERRA ou MARTA SUPLICY decide não só o futuro de SÃO PAULO, mas também o das relações políticas do BRASIL até a sucessão do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, em 2006. O paulistano vai conhecer seu novo prefeito no máximo até a meia-noite de 31 de outubro, segundo estimativa conservadora do Tribunal Regional Eleitoral para a totalização das urnas apuradas.

Com um show de ROBINHO, que fez dois gols e várias jogadas de alta classe, o SANTOS goleou o FLUMINENSE por 5 a 0, hoje à tarde, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, e manteve a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. DEIVID também marcou dois gols; o outro foi de LAERTE, contra, em jogada de ROBINHO.
O PALMEIRAS obteve uma vitória heróica por 3 a 2 contra o GRÊMIO, em PELOTAS, virando o jogo no último minuto. O CORINTHIANS bateu o VITÓRIA por 1 a 0 e o SÃO PAULO perdeu para o FIGUEIRENSE também por 1 a 0.
OUTROS RESULTADOS; BOTAFOGO 2 x CRUZEIRO 1; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x INTER 1; PAYSANDU 0 x CORITIBA 0; GUARANI 1 x GOIÁS 1; ATLÉTICO MINEIRO 2 x CRICIÚMA 2; JUVENTUDE 1 x FLAMENGO  0.

A comemoração pelos DUZENTOS ANOS de ALAN KARDEC, fundador do espiritismo, atraiu cerca de três mil pessoas ao Palácio das Convenções do ANHEMBI, em SANTANA, até às 17 horas. Além de palestras, venda de livros e shows artísticos, a comemoração contou com um ato ecumênico, que uniu representantes do budismo, da umbanda, do islamismo e das Igrejas Católica e Metodista, além do próprio espiritismo, num debate sobre a paz. O evento ocorreu no auditório ELIS REGINA, das 10 horas às 21 horas de hoje. Os Correios apresentaram um selo em homenagem ao bicentenário de KARDEC. No evento, foram apresentadas palestras sobre a história do espiritismo na FRANÇA e no BRASIL e a influência de KARDEC na educação, na filosofia, na ciência e na ação social. A comemoração também levou apresentações de músicos, corais e dançarinos espíritas. Parte dos eventos foi apresentada pelos atores NICETE BRUNO e PAULO GOULART. Houve até a apresentação de uma companhia de dançarinos em cadeiras de rodas, que busca lidar com a deficiência por meio da aplicação dos conceitos espíritas.

Cerca de 200 pessoas acompanharam hoje a passeata em homenagem aos 25 anos da morte do sindicalista SANTO DIAS, que aconteceu durante um confronto com a Polícia Militar. Esposa, filhos e netos compareceram ao ato. A passeata partiu da frente da fábrica SYLVANIA, em SANTO AMARO, na zona sul, local onde SANTO DIAS morreu. Como é feito desde o primeiro ano de sua morte, amigos, colegas e parentes pintaram no chão, em vermelho, o lugar onde o sindicalista caiu, após ser baleado, enquanto convocava operários em greve para uma assembléia. Após o ato na fábrica, os manifestantes seguiram para o Cemitério CAMPO BELO. ANA DIAS, esposa do sindicalista, se emocionou. No dia 4 de novembro, ele receberá mais uma homenagem, com o lançamento do livro “SANTO DIAS-QUANDO O PASSADO SE TRANSFORMA EM HISTÓRIA”, escrito por LUCIANA DIAS. “Queremos resgatar toda a história”, disse LUCIANA.
     
Quatro policiais militares foram assassinados hoje, em diferentes pontos do RIO DE JANEIRO, em pouco mais de três horas. No MARACANÃ, os PMs JOSÉ LEONARDO FERREIRA NOBRE e LUIZ VALMIR LEITE BASTOS faziam patrulhamento quando foram fuzilados por traficantes. Os PMs morreram a caminho do hospital. Em RAMOS, o PM ANDRÉ FERREIRA GONÇALVES levou um tiro na cabeça ao reagir a um assalto. No REALENGO, o sargento RONALDO SOBRAL foi morto quando ia para o trabalho.

A jornalista MÔNICA DALLARI, namorada do senador EDUARDO SUPLICY, teve sua residência arrombada e invadida por assaltantes, em SÃO PAULO. Enquanto o casal passeava no PARQUE DO IBIRAPUERA, foram roubados aparelhos eletrônicos e uma jóia.

O brasileiro DIEGO HYPÓLITO ganhou a medalha de ouro na prova de solo da etapa de GLASGOW (ESCÓCIA) da COPA DO MUNDO de Ginástica Artística. O atleta de 18 anos já havia conquistado o primeiro lugar nas duas competições anteriores, disputadas no BRASIL e no CHILE.

Numa jornada das mais violentas, às vésperas do dia da eleição nos EUA, a explosão de um carro-bomba matou hoje oito marines na periferia de FALUJAH, no mais mortífero ataque contra militares americanos em seis meses. Outros nove soldados ficaram feridos. Antes o maior número de soldados mortos num único dia tinha sido registrado em 2 de maio, quando nove militares morreram num ataque com granadas de morteiro numa estrada que liga BAGDÁ ao norte do país. Em BAGDÁ, outro carro-bomba matou sete pessoas e feriu 19 na frente da sede local da emissora de TV AL-ARABIYA, de DUBAI. O atentado, no distrito de AL-MANSUR, foi o maior contra uma organização de notícias desde o começo da guerra. Fontes hospitalares relataram ainda 15 mortos durante um tiroteio em ISKANDARIYA, ao sul de BAGDÁ. Os disparos começaram depois que um comboio militar americano foi atacado por rebeldes numa estrada da cidade.

Os resultados dos primeiros exames aos quais se submeteu o líder palestino, YASSER ARAFAT, em PARIS, descartaram a hipótese de uma leucemia, segundo sua porta-voz, LEILA CHAHID. A suspeita de leucemia, vinha sendo privilegiada pelos médicos da equipe do professor THIERRY DE REVEL, após a chegada de ARAFAT, ontem, ao Hospital Militar de PERCY, nas vizinhanças de PARIS. Ele está internado num quarto esterilizado, sob alta segurança e um primeiro boletim médico deverá ser divulgado nas próximas horas. Os exames vão prosseguir durante todo o fim de semana, mas o “balanço global sobre seu estado só deverá ser conhecido em meados da semana”, segundo afirmam os médicos. A presença de ARAFAT em PARIS não impede o debate entre israelenses e palestinos sobre sua eventual volta a RAMALLAH. Enquanto o MOSSAD, os serviços secretos israelenses, afirma que a doença de ARAFAT “é irreversível”, um doente em “estado terminal” que dificilmente voltaria com vida para sua terra, sua porta-voz reconhecia que seu estado de saúde é grave, mas que “sua vida não corre perigo iminente”.
 
A divulgação da fita de vídeo com uma mensagem de OSAMA BIN LADEN, ontem, levou o presidente americano, GEORGE W. BUSH, a interromper por algumas horas sua campanha pela reeleição para reunir-se com sua equipe de segurança nacional. Pelo menos, momentaneamente, passou a dominar os discursos dos dois principais candidatos à eleição do dia 2 de novembro. Desde OHIO, onde tenta reverter a ligeira vantagem que o democrata JOHN KERRY mantém nas pesquisas estaduais, BUSH participou de uma videoconferência com sua conselheira de Segurança Nacional, CONDOLEEZZA RICE, e com os responsáveis pelo FBI, pela CIA e pelos departamentos de Justiça e Segurança Interna.

FERNANDO CHUECA GOITIA, arquiteto, historiador e restaurador espanhol, morreu neste sábado, aos 93 anos. Ele foi o responsável pela ampliação do MUSEU DO PRADO, autor do MUSEU LÁZARO GALDIANO, em MADRI, e da catedral madrilenha de LA ALMUDENA, entre outras grandes obras. Também restaurou o PANTEÃO DE GOYA, em MADRI; o Palácio de GALIANA, em TOLEDO, e o Palácio de CARLOS V, em GRANADA. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea da ESPANHA.

ASSISTO no SBT o filme “ESFERA”, de 1998, dirigido por BARRY LEVINSON, com DUSTIN HOFFMAN, SHARON STONE, SAMUEL L. JACKSON, PETER COYOTE e QUEEN LATIFAH. Psicólogo integra grupo que investiga misteriosa esfera descoberta no fundo do oceano. O que ela representa? Quem a colocou ali? Pretensiosa ficção científica que o diretor LEVINSON adaptou de MICHAEL CRICHTON. Apesar de premissa intrigante – a esfera transforma em realidade os maiores medos das pessoas – o filme vai do nada para lugar nenhum. Termina colocando a culpa nos extra-terrestres, como sempre. Muito confuso esse filme.

2 005   :   -  DOMINGO
Termina neste domingo o PRIMEIRO CORREDOR LITERÁRIO DA AVENIDA PAULISTA. Foram 400 eventos em 30 locais da avenida PAULISTA e suas transversais. E assim SÃO PAULO teve o seu primeiro corredor literário, seguindo uma das grandes tradições culturais de MADRI e PARIS. A festa do livro e das palestras, organizada pela Secretaria Estadual da Cultura com apoio de diversas ONGs e entidades como o NOVO OLHAR e a ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA, começou na segunda-feira, dia 24 de outubro e termina neste domingo, dia 30, com atividades no ITAÚ CULTURAL, no SESC e na CASA DAS ROSAS. Alguns dos lugares onde o evento aconteceu: COLÉGIO SÃO LUIZ, CAIXA ECONÔMICA ESTADUAL, BANCO REAL, HOTEL CLOWNE PLAZA, HOSPITAL SANTA CATARINA e SHOPPING PAULISTA.

Ontem, consegui recuperar muita coisa referente ao dia 29 de outubro, que não consegui reproduzir no computador, por limitações que precisam ser corrigidas. Estou aguardando a chegada do PEDRO, que foi quem montou a placa de 20 gigabytes e ocasionou certos problemas. Hoje, com muito sacrifício, consigo compor todo o dia 29 de outubro, atualizando-o mediante disquete antigo. Agora, procuro imprimir toda a semana que passou. Praticamente não vejo o domingo passar, e ainda tenho muito trabalho no computador, pois também vou precisar reconstituir os dias 30 e 31 de outubro.

O presidente GINO STRUFFALDI conversa via fone comigo. Esteve presente ontem no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Ali se encontrou com FRANCISCO GIANNOCCARO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, Professor JOSÉ CARLOS e outros conhecidos nossos. Diz que o vice-governador CLÁUDIO LEMBO não compareceu para tomar posse como sócio do IHGSP. Conversou com IVES GANDRA MARTINS, Professor GABRIEL CHALITA, Doutora NELLY CANDEIAS e contou que difundiu o papel da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nessa solenidade.

O CORINTHIANS, embora jogando melhor, no PACAEMBU, começou perdendo a partida contra o VASCO, gol de CLAUDEMIR, e só aos 26 minutos do segundo tempo empatou, em cobrança de pênalti de TÉVEZ. A má notícia foi a contusão de ROGER, que sofreu fratura de fíbula, passa por cirurgia amanhã e não deve voltar a jogar antes de dois meses. Fica, assim, de fora das últimas sete rodadas do CAMPEONATO BRASILEIRO. O CORINTHIANS tem nove pontos a mais que o INTERNACIONAL, que joga amanhã contra o PAYSANDU. Em BELO HORIZONTE, o PALMEIRAS venceu o ATLÉTICO de virada, 3 a 1, e aproximou o GALO mais ainda do rebaixamento. O SANTOS perdeu do CRUZEIRO por 2 a 1 e o SÃO PAULO ganhou de 1 a 0 do SÃO CAETANO. Outros resultados: FLUMINENSE 4 x PONTE PRETA 3; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x PARANÁ 1; BRASILIENSE 0 x BOTAFOGO 0.

Cerca de três mil pessoas participaram hoje, no PARQUE IBIRAPUERA, da 5ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer Infantil. Promovido pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), o evento visou mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Dois jovens foram presos acusados de participar de um racha que acabou na morte do mecânico RINALDO PEREIRA DA SILVA, de 34 anos, por volta das 4:30 horas, na Avenida CRUZEIRO DO SUL, CANINDÉ, zona norte da Capital. Segundo testemunhas, ambos trafegavam a aproximadamente 160 km/h, ultrapassando sinais vermelhos, quando um deles bateu contra o carro da vítima. O vendedor EDERSON DA COSTA RIBEIRO, de 24 anos, e o estudante de medicina THIAGO SILVEIRA, de 20, foram indiciados por homicídio doloso (com intenção de matar) e por “disputa automobilística não autorizada (racha)”, previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Ambos negam o racha, embora voltassem juntos da mesma balada, em SANTANA.

Depois de passar a noite parada na BARRA FUNDA, a carreta que leva uma turbina de hidrelétrica segue seu caminho amanhã a partir de 23 horas. O veículo deve fazer sua próxima parada na Avenida PAULO VI, em PINHEIROS. Na madrugada de sábado, dia 29 de outubro, uma passarela de pedestres na Avenida SANTOS DUMONT teve de ser erguida para dar passagem à carreta de 5,8 metros de altura.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA demonstrou irritação com a divulgação da reportagem da edição de fim de semana da revista “VEJA” sobre a suposta doação financeira de CUBA à sua campanha eleitoral em 2002. Em conversas telefônicas com assessores. LULA classificou a notícia como “uma fantasia”, expressão que acabou sendo utilizada oficialmente pelo Planalto. Em tom de desabafo, o presidente LULA chegou a considerar a notícia “uma armação” para tentar enfraquece-lo no momento em que a crise política dá sinais de que está perdendo a força. LULA afirmou ainda que a notícia não tinha comprovação. Por isso, LULA ficou indignado com a primeira reação da oposição, que quer levar a investigação do caso às três CPIs em andamento no Congresso, à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público. LULA discutirá amanhã com os ministros de gabinete de crise uma estratégia para neutralizar os ataques de líderes do PFL e do PSDB.
Segundo a revista, a campanha presidencial de 2002 teria recebido 1,4 milhão de dólares ou 3 milhões de dólares do governo de CUBA. Dois ex-assessores do ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI – ROGÉRIO BURATTI e VLADIMIR POLETO – contam que souberam da remessa por RALF BARQUETE, outro ex-assessor de PALOCCI, morto em junho de 2004. A revista afirma que não conseguiu identificar como os recursos entraram no País. Mas, baseada nas entrevistas, conclui que o dinheiro chegou por BRASÍLIA em duas caixas de uísque e uma de rum. As duas fontes, porém, dizem à revista que não viram em qualquer momento o dinheiro.
O ministro das Relações Institucionais, JAQUES WÁGNER, reagiu de forma enfática à tentativa da oposição de utilizar a reportagem para atacar o governo e colocar o tema na pauta das CPIs. “Ao tentar criminalizar o PT e o presidente LULA, a oposição pode levar o País a um clima muito negativo. O que a CPI DOS BINGOS tem a ver com isso?, questionou. O ministro também colocou em dúvida a veracidade da notícia veiculada pela revista e lembra que a principal testemunha da história, RALF BARQUETE, já morreu.
“Antes falavam que o PT recebia dinheiro das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA). Agora o financiamento é de CUBA. Querem fazer acusações em cima de cadáver. Já fizeram isso com o CELSO DANIEL. Querem criar um clima de instabilidade. Não é por aí. Temos de sair da ficção. È preciso lembrar que o BURATTI está  sendo investigado”, alertou JÁQUES WÁGNER.    

A Igreja de NOSSA SENHORA DE FRAUENKIRCHE, destruída pelos bombardeios aliados a DRESDEN no fim da 2ª GUERRA MUNDIAL, foi reaberta hoje, ao som de 450 trombones e com a presença do primeiro-ministro GERHARD SCHROEDER. A reconstrução custou cento e oitenta milhões de euros.

Dezenas de mulheres da cidade iraquiana de NAJAF fizeram hoje uma manifestação para pedir a pena de morte ao ex-ditador SADDAM HUSSEIN. Seu julgamento chegou a ser iniciado no dia 19 de outubro, mas teve de ser interrompido por falta de testemunhas. Além disso, o advogado de defesa de SADDAM, KHALIL AL DULAIMI, pediu para que a audiência fosse suspensa.

Um grupo extremista pouco conhecido da CAXEMIRA reivindicou a autoria da série de explosões que sacudiu NOVA DÉLHI, capital da ÍNDIA, no sábado, dia 22, deixando 55 mortos. Os terroristas ligaram para uma agência de notícias assumindo os ataques e fazendo ameaças. No entanto, não estava claro se a reivindicação era genuína ou se o grupo era uma fachada para uma organização maior.

ANUNCIADA a aposentadoria do célebre ator francês GÉRARD DEPARDIEU, de 56 anos, que ainda aparecerá na nova seqüência de ASTERIX, em 2006. O ator já estrelou 170 filmes. Em PARIS.

REINAUGURADA depois de mais de uma década de restauração, a Igreja NOSSA SENHORA DE DRESDEN, que havia sido arrasada em fevereiro de 1945, durante o bombardeio da cidade alemã de DRESDEN, pelos aliados – uma das piores mortandades da 2ª GUERRA MUNDIAL. Por quase meio século, a igreja foi o grande símbolo da devastação. Em 1994, iniciou-se sua reconstrução, de acordo com os planos originais. A cruz dourada que encima a igreja foi feita pelo inglês ALAN SMITH, filho de um dos pilotos participantes do bombardeio. A INGLATERRA doou 1,2 milhão de dólares ao projeto, que agora se tornou o ícone de reconciliação entre os dois países. A cerimônia religiosa foi acompanhada pelas principais autoridades políticas alemãs e pelo duque de KENT, primo da rainha ELIZABETH II. Em DRESDEN.

2 006    :    -    SEGUNDA-FEIRA       8516131  315211/14
Há certas datas na vida da gente que se tornam bem mais importantes das demais. Depois de muito insistir e contar com a colaboração do doutor TROMBETI, presidente da Comissão do Resgate da Memória da OAB; do incansável doutor ROMAGNOLI, um dos braços mais importantes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; do doutor AYRTON TREVISAN, presidente da OAB/SP, seção de GUARULHOS, verei hoje a realização da Assembléia Geral que irá aprovar o Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo de GUARULHOS, e em seguida a eleição dos presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.
Saio mais cedo de casa, com prejuízo do rotineiro, a fim de comparecer na Caixa Beneficente e atualizar a carteira de dependente da LUCINDA, com relação à CRUZ AZUL. Aproveito que estou na Caixa e faço uma visita para o superintendente, CORONEL PM Res TOMÁS ALVES CANGERANA. É uma visita de cortesia, mas discutimos a vitória de LULA nas urnas e o que poderá advir do segundo mandato. Tecemos comentários do porquê da derrota de GERALDO ALCKMIN, cuja campanha no segundo turno foi um fracasso. Mal assessorado, ele deu campo para que LULA se fortalecesse e lhe “roubasse” milhares de votos.
Por volta das 12:30 horas, estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fico sabendo que MARIO MARGARIDO se encontra em APARECIDA DO NORTE. Ele agradece o encerramento da megaoperação “SÃO GERALDO”. Hoje não terei oportunidade de falar com ele sobre o desenrolar do nosso plano. Apenas coloco o AMÉRICO para redigir o relatório.
Nesta manhã foram inauguradas as novas instalações da 2ª Companhia do 43º BPMM, instalado na Avenida NOVA CANTAREIRA, 607, JARDIM SÃO PAULO. Essa Companhia é comandada pelo CAPITÃO PM RICARDO SECOMANDI. O TENENTE-CORONEL PM WALDIR RAPELLO DUTRA é o comandante do 43º BPMM. Atualmente o CPAM-3, responsável pelo policiamento da área norte de SP, é comandado pelo CORONEL PM DAVID ANTÔNIO DE GODOY.  Compareceram nessa inauguração vários oficiais da área norte: TENENTE-CORONEL PM JOSÉ SANCHEZ VERARDINO; TENENTE-CORONEL PM CARLOS JOSÉ; MAJOR PM MARCELO GOMES MANOEL; TENENTE-CORONEL PM CASTILHO; MAJOR PM ROBSON; MAJOR PM ERNESTO; MAJOR PM CAMPMANN. Também compareceu o CORONEL PM Res CARLOS EDUARDO DOS REIS LEAL.
GINO STRUFFALDI e CORONEL PM MENDES comparecem nesta tarde no MMDC. Há um momento em que meu companheiro MENDES demonstra todo o seu azedume para com a funcionária LUCIENE, com quem tem um certo “bate-boca”. Essa desavença é latente e já vem de um certo tempo. Ele não concorda com certas atitudes da funcionária. Mas, no final, tudo não passa de um “puxão de orelha” na LUCIENE. Depois, quando meu colega se retirou, LUCIENE demonstra todo o ressentimento com relação ao MENDES que vem se acumulando. Acha ela que o coronel a humilha a todo momento. Parece mesmo que um tem aversão pelo outro. Não consigo apaziguar essa situação: o MENDES é companheiro de mais de 47 anos e a LUCIENE é teimosa e não aceita conselhos. O presidente não deu nenhum palpite no entrevero.
Permaneço até tarde na Sociedade, mesmo porque a Assembléia Geral em GUARULHOS está marcada para 19 horas. O ônibus não demora o tempo que eu calculava que iria transcorrer entre a saída da ARMÊNIA e a chegada no município onde resido. O resultado é que sou o primeiro a chegar na CASA DO ADVOGADO, na Rua LUIZ FACCINI. Os associados fundadores do núcleo de GUARULHOS vão chegando aos poucos. TROMBETTI, AYRTON TREVISAN, ROMAGNOLI, JANAÍNA, LESSA, DE SISTO e esposa, JOEL e outros cujos nomes ainda não guardei.
A Assembléia é instalada com o doutor TROMBETTI como mestre de cerimônias. A mesa é presidida pelo doutor AYRTON TREVISAN, pelo CORONEL PM Ref VENTURA, representando o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pela JANAÍNA e, como secretário, doutor CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI. O ESTATUTO é lido com paciência pelo doutor TROMBETTI e aprovado por unanimidade. Em seguida são eleitos: para a Presidência do Conselho Deliberativo, o doutor AYRTON TREVISAN e para a Presidência da Diretoria Executiva, a doutora JANAÍNA EXPÓSITO PINTO.
Doutor AYRTON TREVISAN fala como presidente eleito. Tece comentários sobre a Revolução de 32 e os motivos que o moveram para aceitar o cargo. Falo em nome do presidente GINO STRUFFALDI e o orgulho por ver meu antigo sonho realizado, isto é, trazer para GUARULHOS a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em seguida, JANAÍNA usa da palavra na condição de Presidente eleita da Diretoria Executiva. Está criada em definitivo a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo de GUARULHOS. O trabalho pela frente vai ser árduo, mas tem tudo para dar certo a montagem desse núcleo. Depois de conversas com os novos associados, o JOEL, filho do ex-combatente CARMINO MARTINS DE OLIVEIRA, falecido aos 91 anos de idade, faz a gentileza de me trazer até minha residência.
São 22 horas quando vou trabalhar no computador, recuperando o tempo que perdi hoje.     

Também nesta noite, no GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (GOSP), na rua SÃO JOAQUIM, tivemos a palestra do doutor LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, candidato à reeleição para a presidência da OAB/SP. O nosso presidente GINO STRUFFALDI, acompanhado de seu vice, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES, compareceram nesse evento. A mesa-de-honra foi formada por: BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO, grão-mestre-adjunto do Grande Oriente de São Paulo; doutor LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, presidente licenciado da Seccional Paulista da OAB; doutor HERMES RAIMUNDO FONSECA; doutor ANÍBAL MONTEIRO DE CASTRO e doutor J.B. OLIVEIRA, presidente da Comissão Pró-Civismo e grande secretário de Orientação Ritualística do Grande-Oriente de SP.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA afirmou hoje que no seu segundo governo manterá as metas de inflação e uma “política fiscal responsável”. Ele desautorizou o ministro das Relações Institucionais, TARSO GENRO, segundo quem a era PALOCCI acabou. “Isso não quer dizer nada, porque não teve era PALOCCI. A política econômica era do governo e determinada sobretudo por mim”, disse LULA em entrevista ao JORNAL DA RECORD. “Todo mundo queria que (a economia) crescesse um pouco mais. Mas não era possível compatibilizar o crescimento com o controle da inflação”. Ele não confirmou a permanência ou não de ministros. “Não sei por que as pessoas especulam tanto. É um problema meu”. Em seguida, disse que os ministros fiam lá enquanto ele quiser. “GUIDO MANTEGA não deixará o governo por causa de palpites de alguns ou de especulação de outros”. As declarações de TARSO GENRO sobre fim da era PALOCCII e a divulgação de números do PIB americano afetaram hoje o mercado financeiro: a Bolsa caiu 1,09%, o dólar subiu 0,75% e o risco BRASIL avançou 2%. 

Cantor da MANGUEIRA há mais de 50 anos, JAMELÃO não vai poder gravar o samba da verde-e-rosa no disco das escolas do Grupo Especial do carnaval carioca. O intérprete de 94 anos sofreu uma isquemia e, pela primeira vez em 20 anos, ficará fora do CD oficial. LUIZITO, que é o segundo puxador da escola, colocará voz no samba da MANGUEIRA.
Segundo o médico FÁBIO ROSSI, que há anos cuida de JAMELÃO em SÃO PAULO (onde o cantor passa parte do ano), a isquemia só foi detectada na quarta-feira, dia 25, após uma tomografia. “Ele não teve problemas motores e está andando bem, mas apresenta dificuldades cognitivas. Ou seja, não entende bem as coisas e tem dificuldades de articular frases”, diz. JAMELÃO está em casa e deve ficar no RIO até a próxima semana, quando volta a SÃO PAULO.
Ainda não é possível prever como ele estará no carnaval, já que a recuperação é lenta e imprevisível.

A escritora ZÉLIA GATTAI, 90 anos, foi hospitalizada hoje, às pressas, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital ALIANÇA, em SALVADOR, apresentando quadro de insuficiência cardíaca, com edema pulmonar agudo (acúmulo de líquido no pulmão). Segundo o médico da família, o cardiologista JADELSON ANDRADE, os problemas foram causados por pressão alta. No início da noite a situação da escritora era considerada sob controle.

O 2º Prêmio BRAVO! PRIME DE CULTURA, patrocinado pela revista BRAVO!, da Editora ABRIL, e pelo Banco BRADESCO PRIME, foi entregue por um júri de especialistas e contemplou criações nas áreas de música, do teatro, da dança, da literatura, das artes plásticas e do cinema. Houve ainda premiação em três categorias especiais. A de melhor programação cultural do ano foi entregue ao Centro Cultural BANCO DO BRASIL e a de personalidade cultural do ano ao arquiteto PAULO MENDES DA ROCHA. Coube ao músico TOM ZÉ o troféu de Artista PRIME, conferido por um júri popular. Em SÃO PAULO.

O fim do mês sagrado do RAMADÃ não reduziu a violência no IRAQUE, diferentemente do que esperavam as autoridades militares americanas e iraquianas. O país foi atingido hoje por uma série de atentados e ataques a bomba que deixaram mais de 70 mortos. A polícia encontrou 20 corpos em diversas regiões do IRAQUE.
O pior ataque ocorreu em CIDADE SADR, distrito xiita de BAGDÁ considerado reduto do Exército MAHDI – milícia do clérigo antiamericano MUQTADA AL-SADR. Uma bomba supostamente colocada por rebeldes sunitas explodiu, deixando 33 mortos e 60 feridos. Horas após a explosão, AL-SADR criticou o “silêncio dos políticos sobre as ações americanas no distrito”.

Pelo menos quatro mísseis disparados hoje por helicópteros militares paquistaneses destruíram uma madrassa (escola corânica) na aldeia de CHINGAI, noroeste do país, matando 80 pessoas – na maioria, professores e alunos. CHINGAI, na área tribal do PAQUISTÃO, fica a menos de 5 km da fronteira com o AFEGANISTÃO. O governo paquistanês justificou o ataque alegando que o local era usado como campo de treinamento pra combatentes TALEBAN e terroristas da rede AL-QAEDA que atuam nos territórios afegão e paquistanês.

AUGUSTO PINOCHET, ex-ditador do CHILE, foi colocado em prisão domiciliar pelo juiz ALEJANDRO SOLÍS. Ele foi indiciado por 36 casos de tortura e um assassinato ocorridos no início de seu regime (1973-1990). No ano passado, PINOCHET permaneceu detido em sua residência por sete meses.

Morreu aos 80 anos, o antropólogo americano CLIFFORD GEERTZ. Ele não resistiu às complicações de uma cirurgia cardíaca realizada no Hospital da Universidade da PENSILVÂNIA, nos ESTADOS UNIDOS. GEERTZ era um dos antropólogos culturais mais respeitados do mundo, conhecido principalmente por suas pesquisas na INDONÉSIA e no MARROCOS. É considerado o fundador da antropologia interpretativa. Na segunda metade do século XX, GEERTZ funcou a corrente da antropologia chamada de interpretativa ou simbólica. Ela prega que as manifestações culturais de um povo somente são compreendidas se forem analisadas em conjunto. Por isso, não devem ser estudadas de forma isolada.

2 007    :    -     TERÇA-FEIRA
Falece o CORONEL PM Ref NILO PINTO DA SILVA FILHO, na cidade de VARGINHA – MG, onde residia. Ele era irmão do CORONEL PM Ref NILAURIL. Pertencia à turma de Aspirantes a Oficial de 1962, entre eles: FELICIANO, OTÁVIO, BORDINI, CARNEVALLE, PASIN SALLES e outros. Nasceu em 3 de julho de 1939. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 21 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1963; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1966; CAPITÃO – 25 de agosto de 1970; MAJOR – 15 de dezembro de 1979; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1984.

Muito calor nesta manhã. Saio de casa por volta das 11:30 horas. No MMDC, encontro o MENDES. Estudamos nossos compromissos para os próximos dias. Na quarta-feira, amanhã, teremos o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”, que completará um ano dessa modalidade de encontro com os associados. Na quinta-feira, dia 1º de novembro, deveremos ir até o HOSPITAL GERAL DE SÃO PAULO, onde o CORONEL SIDNEY GOMES passará a Diretoria para o TENENTE-CORONEL FERNANDO STORTE. Em 6 de novembro, deveremos ir até SOROCABA para receber o COLAR “ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO DA MOTA E SILVA”, às 18:15 horas. No dia 7 de novembro, o 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO, na LAPA, estará completando 75 anos de existência. O MENDES irá levar à tarde o GRÃO-MESTRE do GRANDE ORIENTE até o aeroporto de CUMBICA. Ele irá até MIAMI. O GINO, por sua vez, não virá no MMDC nesta tarde. Deverá comparecer no aniversário da 2º Divisão de Ensino.
Almoço com oficiais do MMDS. Há um certo planejamento para os dois últimos meses de 2007, inclusive se pensando até em férias. Logo depois vou até a COOPMIL onde tento consertar minhas finanças. Estou no vermelho há alguns dias. Não tem jeito. Deverei ficar nessa situação até receber, na semana que vem, os vencimentos de outubro.
Mais uma pessoa se compromete ajudar a montar o site do MMDC. Isso é um grande sonho que ainda não se concretizou. Talvez compareça amanhã no DIA DOS ANIVERSARIANTES.
O PM ALMEIDA, da 5ª EM/PM, fotógrafo, traz mais de cem imagens da solenidade do 2 de outubro, no Monumento Mausoléu. Coloco-as no computador que me serve, na Sociedade. A tarde é tranqüila e posso deixar o MMDC depois das 16:30 horas.   

O BRASIL ganhou hoje o “direito” e a “responsabilidade” de organizar a COPA DO MUNDO de 2014. Na festa discreta, realizada na sede da FIFA, houve algumas gafes, um tanto de provocação, polêmica em torno de segurança e falta de orçamento para o evento. E, sobretudo, chamou atenção a ausência de PELÉ.
Por unanimidade, o Comitê Executivo da FIFA aceitou a candidatura única do Brasil, que receberá o evento novamente, 64 anos depois de sua primeira experiência como anfitrião. Em 1950, o desfecho, dentro do campo, foi trágico e até hoje lembrado: derrota por 2 a 1 para o URUGUAI, na final, no MARACANÃ.

Um temporal deixou dois mortos e um rastro de destruição entre a noite de ontem e a madrugada de hoje em CAMPINAS. Com ventos acima de 177 km/hora, a chuva, que começou às 23 horas, derrubou dezenas de árvores, arrancou o telhado de casas de diversos bairros, causou alagamentos e fechou o Aeroporto Internacional de VIRACOPOS para pousos e decolagens, durante uma hora.
MATHEUS GABRIEL BONASSA, de 25 anos, estudante do último ano de Medicina da PUC-CAMPINAS, e LUÍSA RODRIGUES DE MORAES, de 25 anos, ex-aluna da instituição, estavam em um carro que foi arrastado pelas águas e caiu num córrego na avenida OROSIMBO MAIA, no centro da cidade. Levados por pelo menos duas quadras pela enxurrada, os dois jovens foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros, após o veículo ter ficado submerso por horas.

Uma mulher de 87 anos foi encontrada assassinada em sua casa no município de SANTA ISABEL, na GRANDE SÃO PAULO, ontem à tarde. O criminoso utilizou um galo de porcelana – um enfeite de geladeira – para golpeá-la na cabeça. A polícia suspeita de que o assassino era conhecido da vítima, pois não havia sinais de arrombamento da casa.
A aposentada JÚLIA BARBOSA DE CAMARGO morava sozinha na casa de número 531 da Avenida CORONEL BERTOLDO, na região central de SANTA ISABEL.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, de 75 anos, passa bem após a cirurgia realizada hoje para retirar um tumor, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. ALENCAR está internado na UTI. O vice deverá ficar hospitalizado por um período de sete a dez dias. Exames feitos no início do mês detectaram um tumor localizado no retroperitônio, região do abdômen.   

Antes de acusar ÂNDERSON BATISTA de extorsão, em agosto, o padre JÚLIO LANCELLOTTI já tinha procurado duas vezes a polícia para denunciar outra chantagem. Acusou o traficante MARCOS JOSÉ DE LIMA, de 31 anos, de extorsão. O padre conversou com integrantes da cúpula da Segurança Pública em 2006 e este ano. Admitiu que já tivera contato com LIMA. Mas não quis formalizar denúncia.
O traficante foi detido duas vezes, a última delas em 19 de abril deste ano. Em depoimento à Justiça em 3 de setembro, disse que pedia “sempre” dinheiro ao sacerdote. Mas garantiu que LANCELLOTTI o ajudava porque os dois tinham um “relacionamento homossexual”.  

Os pais da menina britânica desaparecida MADELEINE McCANN pagaram duas prestações do financiamento de sua residência na INGLATERRA usando dinheiro de um fundo criado para ajudar a encontrar a garota. Segundo o porta-voz da família, KATE e GERRY McCANN deixaram de pegar dinheiro no fundo de um milhão de libras (R$ 3,6 milhões) após se tornarem suspeitos do desaparecimento da menina. No mês passado, KATE e GERRY já tinham decidido deixar PORTUGAL e retornaram a INGLATERRA. O casal McCANN passou meses acompanhando as investigações da polícia portuguesa, mas devido à falta de recursos financeiros retomou ao seu país de origem.
A polícia portuguesa reconstituiu ontem o desaparecimento de MADELEINE, ocorrido em 3 de maio no litoral sul de PORTUGAL. Uma equipe de detetives, sob o comando do investigador PAULO REBELO, chegou ao complexo turístico de OCEAN CLUB para reconstituir os últimos movimentos ocorridos antes do sumiço da britânica de 4 anos. A polícia analisa, agora, a possibilidade de que MADDIE tenha sido raptada e roubada a pedido de um grupo criminoso de pedófilos, e que possa estar viva no MARROCOS. A nova linha de investigação descarta as suspeitas que caiam sobre os pais da garota.

2 008     :     -     QUINTA-FEIRA
Lendo minhas memórias vou relembrar de uma carta que nos chegou às mãos em 30 de outubro de 2003, do Hospital SANTA RITA, dando conta de como aconteceu a morte de ALVARENGA. Levou um tiro que lhe seccionou a medula, bem diferente da história do tiro que ele levou em 23 de maio de 1932. Isso ainda é alvo para questionar o erro histórico cometido pelo governador GERALDO ALCKMIN quando assinou sem ler o decreto que criou o malfadado MMDCA, que não “colou” por falta de respaldo legal. Além da divergência quanto ao tiro que ALVARENGA levou na PRAÇA DA REPÚBLICA, em 23 de maio, e aquele que lhe causou a morte, após delicadíssima operação no Hospital Santa Rita, em julho de 1932 (ele morreu em 12 de agosto de 1932, bem depois da criação do MMDC), a sigla MMDC é marca registrada e um decreto não pode alterar uma Lei Federal.
Outra anotação das minhas memórias diz respeito a 30 de outubro de 2006, bem mais recente, quando foi criado em GUARULHOS mais um núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Dois anos passados e esse núcleo ainda não se aprumou. Conta com poucos associados e, ultimamente, vem claudicando nas suas relações com a sede. ROMAGNOLI e JANAÍNA, mentores do núcleo, alegam falta de tempo para tratar dos assuntos referentes ao núcleo. Algumas rusgas surgiram nos últimos meses com relação à entrega de condecorações. Isso criou um ambiente pesado, principalmente com relação ao secretário das Medalhas, CORONEL MENDES. Para mim isso é desagradável porque se trata da cidade onde moro e gostaria muito que o núcleo de GUARULHOS fosse o melhor de todos.
Chego na Sociedade por volta das 13 horas. Recebo um recado do VICTÓRIO que os integrantes do MMDS estão me esperando no RESIDENTIAL “LIBERTY TOWER” para uma reunião. Acontece que não posso sair de imediato do MMDC, pois a MARINEI foi buscar diplomas da Medalha Governador PEDRO DE TOLEDO no Conselho de Honrarias e Mérito e fiquei sozinho. Amanhã, logo cedo, estaremos numa solenidade na antiga ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, onde acontecerá a entrega de medalhas para sete pessoas indicadas.
Com a chegada do GINO, vou até a Rua TABATINGUERA, no “LIBERTY TOWER”, onde os oficiais estão reunidos. Depois, levo o GINO até o Tribunal de Justiça para assistir a cerimônia de Posse Singela do Desembargador HERMANN HERSCHANDER, na Sala do Júri. Ali cumprimentamos: o poeta PAULO BOMFIM, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO (Comandante do CPA/M-1), TENENTE-CORONEL PM NUNES (também do CPA/M-1), CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA (Chefe da Assistência Militar do Tribunal de Justiça); Promotor LUIZ ANTÔNIO MARREY (Secretário da Justiça). A cerimônia é presidida pelo desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI, com todo o ritual exigido para esse ato. O novo desembargador do TJ faz o seu juramento e assina o livro competente. Há discursos alusivos a essa posse, bem como a palavra de HERMANN HERSCHANDER. O Presidente do Tribunal de Justiça encerra a cerimônia por volta das 17 horas. Cumprimentamos as autoridades presentes e vamos embarcar no metrô.

Faleceu hoje o 1º TENENTE PM Ref VANDERLEI PEDRO DA SILVA COELHO. Foi diretor adjunto da Diretoria Social da AOPM.

Terminou em zero a zero a audiência pública realizada hoje na Assembléia entre deputados e 16 entidades ligadas à polícia para discutir os projetos do governo do Estado que concedem reajuste à Polícia Civil. Os deputados da base aliada ao governador JOSÉ SERRA não acenaram com mudanças na proposta do Executivo e os grevistas disseram que a paralisação vai continuar. Apesar de os policiais terem deixado ar armas do lado de fora, o clima na Casa era de tensão. O deputado JOÃO CARAMEZ, para quem a audiência “não rendeu fruto algum”, foi vaiado pelos policiais. Após o deputado VALDIR AGNELLO, que presidia a sessão, proibir a manifestação sonora, os policiais deram as costas durante o discurso de CARAMEZ, e, logo depois, deixaram o plenário até o fim da fala do tucano.
Outro que recebeu tratamento semelhante dos grevistas foi o líder de governo, BARROS MUNHOZ. Da tribuna, ele disse que “há uma grande confusão” entre as próprias entidades de classe da categoria e rebateu queixas dos grevistas e deputados da oposição, que criticaram a ausência do governador e dos secretários estaduais de Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO, e de Gestão, SIDNEY BERALDO.
O presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, ANDRÉ DAHMER, considerou a proposta do governo uma “afronta”, e disse que cabe à Assembléia pôr fim à paralisação. “A bola está com o Legislativo, pois sabemos o que espera do Executivo. Se nada mudar, faremos 720 dias de greve”. “Se o governo não negociar, vamos reunir 5 mil, 10 mil policiais e vamos de novo ao Palácio do Governo”, disse o deputado MAJOR OLÍMPIO. O parlamentar negou que estivesse incitando um confronto, como de duas semanas atrás em frente ao Palácio dos Bandeirantes.    

Mesmo com um time remendado, o SANTOS arrancou um empate com o SPORT, na ILHA DO RETIRO, por 1 a 1. Já o empate de 2 a 2 entre VASCO e ATLETICO PARANAENSE complica os dois times. O empate foi ruim para ambos, que brigam para fugir do rebaixamento para a Série B. 

Hoje, os pilotos de Fórmula 1 lembraram os 20 anos do primeiro título de AYRTON SENNA, conquistado no dia 30 de outubro de 1988, em SUZUKA, no JAPÃO. “Na época, já corria de kart. Assisti à todas as corridas daquela temporada e não foi diferente nesta prova no JAPÃO. Tenho memória fotográfica de todas as temporadas, desde 1978, e fiquei feliz com a vitória de SENNA, que foi meu ídolo”, lembra RUBENS BARRICHELLO.
Bicampeão mundial, FERNANDO ALONSO também relembra daquela vitória de SENNA, quando derrotou ALAIN PROST.

Um ex-tenente da Polícia Militar foi preso em flagrante por abusar de uma menina de 3 anos em uma rua na região de HELIÓPOLIS, na tarde de ontem. No momento da prisão, que foi realizada pela própria PM, o homem resistiu e agrediu um dos policiais que tentava detê-lo. ALEXANDRE PENA DE CASTRO, de 33 anos, foi flagrado por uma viatura tocando as partes íntimas da garota na Estrada das Lágrimas. O homem, que estava visivelmente drogado, quis impedir um PM de prendê-lo e chegou a rasgar a farda do policial no momento em que ele tentava algemá-lo.
ALEXANDRE entrou para a PMESP em 1991 e foi exonerado em 2004. As razões da demissão do ex-tenente não foram esclarecidas. 

PATRÍCIA PILLAR e CLÁUDIA RAIA são ótimas, mas, nos últimos dias, a novela “A FAVORITA” tem sido dos atores veteranos. Esta semana, SUSANA FAINI (IOLANDA) brilhou numa cena breve em que contracenou com TARCÍSIO MEIRA (COPOLA) e MAURO MENDONÇA (GONÇALO). O ricaço esteve na casa do rival entregando um buquê para a mulher dele.
Foi um gesto revanchista, já que ele acha que COPOLA mandou flores para IRENE (GLÓRIA MENEZES). SUSANA FAINI falou menos que os outros. Mas não precisou: a atriz é ótima e expressou toda a enorme frustração de IOLANDA com clareza.
Nos últimos dias, MAURO MENDONÇA tem tido inúmeras (bem-aproveitadas) oportunidades de esbanjar seu talento. E GLÓRIA MENEZES é outra que está mobilizando a atenção dos telespectadores como sua personagem IRENE. A personagem dela não é muito fácil porque lidera a cadeia dos ingênuos capturados pelar artimanhas de FLORA (PATRÍCIA PILLAR), IRENE caiu no papo da vilã, mas, ao mesmo tempo, não é uma boba. E a atriz conseguiu o equilíbrio fino entre uma coisa e outra.
Todos esses atores têm muita experiência e carreiras que falam por si. Mas não se pode deixar de mencionar aqui o trabalho de JOÃO EMANUEL CARNEIRO na bem-sucedida ação desses personagens. O que acontece com esse quarteto é a mesma espécie de ‘LA RONDE” entre LARA/CÉU/HALLEY/ORLANDINHO/CASSIANO/ALÍCIA. Trata-se de um desencontro amoroso que vai se desdobrando, um truque dramatúrgico que ajuda a renovar o fôlego da história. Só que, no caso de COPOLA/IRENE/GONÇALO/IOLANDA, na terceira idade e com dois riscos: de cair no ridículo ou de virar uma “trama fofa” em que o espectador não embarcaria de verdade. O autor deu uma rasteira nos perigos e fez um enredo verossímil, com doses acertadas de amargura e romance.

Em uma nova ciranda nos postos do ITAMARATY no exterior, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA premiou pela segunda vez seu ex-ministro da Defesa JOSÉ VIEGAS, pivô de um período de tensão na área militar e de críticas veladas ao Palácio do Planalto ao deixar o governo, em novembro de 2004. Embaixador em MADRI desde 2005 – o primeiro prêmio – VIEGAS assumirá no começo de 2009 o Palácio PAMPHILI, construção do século XVII que sedia a embaixada em ROMA. Para seu atual posto foi escalado o embaixador PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA CAMPOS, que, ao longo de quase seis anos no cerimonial do Palácio do Planalto, converteu-se em um homem de confiança do casal LULA DA SILVA.
O chanceler CELSO AMORIM deverá completar a sua equipe em BRASÍLIA para o período final do governo LULA. Ele decidiu chamar para a Subsecretaria de Assuntos Políticos, responsável pelo relacionamento com o mundo desenvolvido, a embaixadora VERA MACHADO, que ocupa a representação no VATICANO.
O atual Subsecretário, ÉVERTON VARGAS, seguirá para BERLIM. Ele foi o responsável pela organização da maior operação de resgate de brasileiros de uma zona de conflito no exterior – no LÍBANO, em agosto de 2006. Da ALEMANHA, o embaixador LUIZ FELIPE DE SEIXAS CORREA, que foi secretário-geral do ITAMARATY no governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e um dos articuladores, em 2003, da formação do G-20, assumirá a posição deixada por VERA no VATICANO.
O destino do atual ocupante do Palácio PAMPHILI, ADHEMAR BAHADIAN, ainda é incerto. Para a chefia do cerimonial do PLANALTO será confirmado o ministro MARCOS RAPOZO, que há meses atua ao lado de PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA.
Vinculado à ala mais à esquerda do governo eleito em 2002, em especial ao ex-ministro JOSÉ DIRCEU, e parceiro de longa data de AMORIM de do secretário-geral das Relações Exteriores, SAMUEL PINHEIRO GUIMARÃES, VIEGAS se tornou o primeiro ministro de Defesa de LULA. Sua gestão durou 20 meses. Entre os militares, sua presença era entendida como a supremacia de uma corporação (o ITAMARATY) sobre outra (as FORÇAS ARMADAS). VIEGAS tornou-se pivô de duas polêmicas – o uso de veículos oficiais por sua família e a reforma do imóvel funcional do Comando da Aeronáutica, que passou a ocupar.
Sua demissão, entretanto, deveu-se a uma queda de braço com o então comandante do Exército, GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE. Ao deixar o ministério, o diplomata fez questão de divulgar o teor de sua carta de demissão, na qual voltou a atacar a presença persistente nas Forças Armadas do “pensamento autoritário ligados aos remanescentes da velha e anacrônica doutrina de segurança nacional, incompatível com a vigência plena da democracia”.

O secretário especial de Direitos Humanos, PAULO VANNUCHI, cobrou hoje, em tom duro, que a Advocacia-Geral da União (AGU) reveja já o parecer que, a seu ver, “beneficia torturadores”. Disse ainda que tem respaldo do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA para não deixar o tema sem solução.
“Torturadores e vampiros têm horror à luz, pois se alimentam das trevas, do silêncio, da escuridão”, disse VANNUCHI. “Mas não haverá pedra em cima do assunto”, disse ele, ressalvando, que o governo está “aberto ao diálogo e à reconciliação”.
A AGU divulgou parecer em que considera cobertos pela LEI DA ANISTIA – e, portanto, não passíveis de punição – os acusados de tortura durante o regime militar. JOSÉ ANTÔNIO DIAS TOFFOLI, chefe do órgão e alvo das críticas de VANNUCHI, foi orientado pelo Palácio do Planalto a não polemizar sobre o assunto.
Segundo VANNUCHI há “um evidente equívoco a ser corrigido” no parecer da AGU, feito para contestar ação movida na Justiça paulista pelo Ministério Público em defesa da punição de violadores de direitos humanos. O parecer beneficia diretamente os coronéis reformados do Exército CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA e AUDIR SANTOS MACIEL, acusados de violações aos direitos humanos. Em outro ponto, cria dificuldades para a abertura dos arquivos da repressão. “Eu não sei se será possível a AGU retirar essa peça e apresentar outra, ou se é melhor aguardar outro momento do processo para emitir posição”, observou.           
A polícia desencadeou hoje uma megaoperação para colocar na cadeia empresários e funcionários de empresas ligadas à área da saúde, acusadas de formar um cartel e provocar rombo de 100 milhões de reais aos cofres públicos em dois anos. Os tentáculos da quadrilha atingiram pelo menos 21 hospitais públicos. Cinco pessoas foram presas hoje, acusadas de participar de fraudes em licitação, oferta de produtos hospitalares de péssima qualidade a preços até 400% mais altos que os de mercado. O esquema contava com ajuda de pelo menos dez funcionários públicos, doleiro, lavagem de dinheiro fora do país, e suspeita sobre cerca de 30 prefeituras. O cartel é acusado de fraudar licitações para fornecimento de remédios e equipamentos para hospitais estaduais e municipais, entre eles, o Hospital das Clinicas, o Pérola Byington, Dante Pazzanese e Jabaquadra.
A OPERAÇÃO PÁRASITAS é uma força-tarefa das Secretarias da Segurança Pública e da Fazenda, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público.

Por 9 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal declararam hoje inconstitucional uma lei do Estado de São Paulo que autorizava a realização de interrogatórios por videoconferência. A medida era usada para ouvir presos considerados perigosos. “Nada há contra a videoconferência”, afirmou a ministra CÁRMEN LÚCIA. “Mas estamos tratando de um caso específico, com base em uma legislação estadual”, acrescentou. Segundo a Constituição, só a União pode legislar sobre processo penal.
A decisão foi tomada em julgamento de um pedido de hábeas corpus de DANILO RICARDO TORCZYNNOWSKI, que foi condenado por roubo e prestou depoimento por videoconferência. Os ministros do STF declararam nulo o processo e determinaram a soltura do preso.

As bolsas em NOVAYORK sustentaram recuperação técnica e fecharam com ganhos de mais de 2%, hoje, na expectativa de que os bancos centrais globais irão cortar suas taxas de juros a fim de evitar recessão em suas economias. O dólar caiu pelo quarto dia, a R$2,103.  
  
Um carro-bomba – carregado com entre 80 e 100 quilos de explosivos – foi detonado hoje no estacionamento da Universidade de NAVARRA, em PAMPLONA, no norte da ESPANHA, deixando 28 feridos, a maior parte deles com cortes e escoriações. Segundo autoridades espanholas, há indícios de que a organização separatista basca ETA esteja por trás do atentado.

A madrugada de hoje foi de violência na cidade de GOMA, no nordeste do CONGO, apesar de os rebeldes tutsis terem anunciado um dia antes um cessar-fogo e se retirado do local. Houve uma onda de saques a casas e lojas, pelo menos nove pessoas foram assassinadas e três jovens foram estupradas. Um funcionário da missão de paz da ONU acusou os próprios soldados congoleses pelos atos, informação negada pelo CORONEL DO EXÉRCITO JONAS PADIRI, que diz que as pessoas foram mortas “por ladrões”. O líder rebelde LAURENT NKUNDA ameaçou romper a trégua e ocupar a cidade, caso a ONU não seja capaz de manter a paz.

Uma série de 13 atentados simultâneos deixou hoje 68 mortos e mais de 335 feridos num dos piores ataques terroristas lançados na ÍNDIA nos últimos anos. Os explosivos foram postos em carros, motocicletas e carroças-bomba e detonados na hora do almoço, perto de lugares de grande circulação de pessoas, nas cidades de KOKRAJHAR, BARPETA e GAUHATI, no Estado de ASSAM, noroeste da ÍNDIA.

30 DE OUTUBRO DE 2009      :       -      SEXTA-FEIRA
Recebo algumas dezenas de e-mails. Um deles é o do nosso novo conhecido DANIEL FERREIRA, que ontem esteve no MMDC e manteve longa conversa acerca de seu trabalho em prol da cidadania e do civismo.
deMario Ventura
paraMovimento pela Mobilização em Defesa da Cidadania
data30 de outubro de 2009 09:51
assuntoRe: BREVE RELATO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
enviado porgmail.com
ocultar detalhes 09:51 (10 minutos atrás)
CARO DANIEL
A divulgação dos acontecimentos de 32 é a meta principal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. É uma grande gentileza sua para com os nossos heróis daquela eletrizante epopéia. 
2009/10/30 Movimento pela Mobilização em Defesa da Cidadania mmdc@mmdc.com.br>
Prezado Cel. Ventura
Agradeço pelo material enviado e solicito permissão para publicá-lo nos seguintes sites:
www.mmdc.com.br
www.unimab.com.br
www.maconariabrasileira.com.br
Atenciosamente
Do seu mais novo amigo e admirador,
Daniel Ferreira
Original Message ----- .
From: Mario Ventura
To: mmdc@mmdc.com.br
Sent: Friday, October 30, 2009 12:52 AM
Subject: BREVE RELATO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
PREZADO DANIEL
Estou encaminhando um breve relato da Revolução de 1932 para seu conhecimento.
CORONEL PM VENTURA

Difícil a viagem para a cidade de São Paulo. O ônibus leva muito tempo para sair da DUTRA e entrar na MARGINAL. Uma pessoa queria descer defronte a NADIR FIGUEIREDO, mas isso é impossível. Ali está sendo escavado o leito de uma nova via. As obras na MARGINAL ainda vão levar um bom tempo até que tudo esteja pronto.
Na Sociedade a MARINEI me comunica que o Tribunal de Justiça tem mandado pessoas para apressar os últimos detalhes para a reinauguração do prédio. No dia 3 de novembro estaremos reunidos com o cerimonial do TJ para estudar a data do evento. Levo ao conhecimento do GINO, por telefone tudo isso que está acontecendo. Hoje também chega um fogão novo, doado pela COOPMIL. O CORONEL PM MENDES passa pela Sociedade. Ele está concluindo o trabalho junto ao Conselho de Honrarias e Mérito a respeito das outorgas marcadas para a Corregedoria da PMESP em 12 de novembro. Também fica sabendo que a semana que vem será decisiva para a Sociedade no que tange à sua reinauguração.

Os índios matises localizaram, na noite de ontem, o avião C-98 CARAVANDA FAB, que havia caído por volta das 9:30 horas de quinta-feira no IGARAPÉ JACURATÁ, a nove horas de lancha voadeira de ATALAIA DO NORTE (AM). Um grupo deles caçava na área, a duas horas da aldeia, quando ouviu ruídos. Curiosos, foram até o local onde estavam os passageiros, ferido levemente. Pela manhã, os matises informaram por rádio a indigenistas que haviam localizado o avião, com nove sobreviventes. Duas pessoas são consideradas desaparecidas.
A FAB prossegue nas buscas pelo funcionário da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), JOAO DE ABREU FILHO, de 33 anos, e pelo suboficial MARCELO DOS SANTOS DIAS, de 35, mecânico do C-98. Sobreviventes, porém, chegaram a relatar ao jornal O ESTADO a morte dos colegas. Fontes da Aeronáutica admitiram que os corpos devem ser achados próximos da aeronave.
O MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JORGE CRUZ DE SOUZA E MELLO, Comandante do 7º Comando Aéreo da AMAZÔNIA, informou que o CESSNA se encontra submerso no igarapé, na margem direita do Rio ITUÍ, entre as Aldeias AURÉLIO (dos matises) e RIO NOVO (dos murugos). Ele confirmou que o avião realizou pouso forçado e foi encontrado dez milhas fora da rota. A hipótese mais provável é a de que uma pane no motor provocou a desaceleração do CARAVAN, que havia partido de CRUZEIRO DO SUL (AC) às 8:30 horas de ontem, com destino a TABATINGA (AM), onde deveria ter chegado às 10:15 horas, após a missão de vacinação de índios no AMAZONAS.

Um princípio de incêndio no canteiro de obras da futura LINHA-4 AMARELA do Metrô (LUZ – VILA SÔNIA), na Estação LUZ, no Centro, intoxicou dois operários por volta das 10 horas. O fogo produziu uma fumaça que assustou os vizinhos da obra, na Rua BRIGADEIRO TOBIAS.
Cerca de 300 funcionários trabalhavam no canteiro no momento do incidente. Uma faísca de um maçarico atingiu uma lona dentro do túnel, mas o fogo foi controlado em cinco minutos pela brigada de incêndio da obra. Funcionários e vizinhos ligaram para os bombeiros, que enviou 11 viaturas. Os dois operários foram levados à Santa Casa de São Paulo, em SANTA CECÍLIA, mas passam bem.
A ESTAÇÃO LUZ da LINHA 4-AMARELA deve começar a funcionar até o fim do ano que vem. O início da operação está previsto para março, com a inauguração das estações PAULISTA e FARIA LIMA. Em junho, a ESTAÇÃO BUTANTÃ deve ser entregue. A construção da LINHA 4-AMARELA foi marcada pelo desabamento do poço do canteiro de obras da ESTAÇÃO PINHEIROS, que matou sete pessoas, em janeiro de 2007.

A Escola Estadual BRIGADEIRO GAVIÃO PEIXOTO, em PERUS, na zona norte da capital, foi alvo de vândalos na noite de ontem. Por volta das 21 horas, uma dupla mascarada invadiu o local, quebrou vidraças, explodiu uma bomba caseira em uma classe e causou muito pânico. Sete salas tiveram as janelas quebradas, e os estudantes que estavam nas aulas saíram correndo, criando uma tremenda confusão. Quando a Polícia Militar chegou, os vândalos já haviam fugido. A ação durou menos de cinco minutos.  

Um ponto de venda de drogas foi descoberto pela Polícia Militar funcionando a apenas 200 metros do 5º Distrito Policial (ACLIMAÇÃO), na noite de ontem. Sete jovens foram detidos, entre eles um menino de 14 anos, conhecido como PIRULITO e apontado como responsável pela boca de fumo. Segundo a PM, o tráfico acontecia em um escadão da Rua JOSÉ GETÚLIO, uma continuação da Rua PROFESSOR ANTÔNIO PRUDENTE, onde fica a delegacia de polícia.
Com os acusados, a PM apreendeu 152 pinos contendo cocaína, 38 frascos de lança perfume, nove porções de maconha e uma pistola de brinquedo Parte das drogas estava escondida no buraco de um muro. O resto estava em um caminhão, estacionado na rua. Os traficantes vendiam drogas para estudantes da região e para usuários que vinham de outros locais da cidade em carros. Entre os sete detidos há outro menor, um adolescente de 17 anos. Antes da ação da PM, uma equipe da REDE GLOBO filmou durante dez dias o movimento de traficantes e usuários da boca de fumo.

A Igreja Católica comunicou hoje a morte de DOM LUÍS FERNANDO CASTILLO MÉNDEZ, titular da diocese de BRASÍLIA, da qual era fundador. DOM CASTILLO MÉNDEZ faria 87 anos no dia 3 de dezembro. Na história da Igreja Católica Apostólica Brasileira foi “o bispo que mais sagrou hierarcas para assegurar a certeza da continuidade dos ideais de SÃO CARLOS DO BRASIL”, informou a diocese de SANTO ANDRÉ, em nota oficial.

Dois anos após ser canonizado, FREI GALVÃO ganhou ma paróquia em SÃO PAULO, no JARDIM KERALUX, região de ERMELINO MATARAZZO, zona leste. A construção existe há dez anos e até domingo tinha como patrona NOSSA SENHORA APARECIDA. A decisão de mudar o nome da paróquia, que tem capacidade para 150 pessoas, partiu do bispo DOM MANUEL PARRADO CABRAL, da Diocese de SÃO MIGUEL, e foi apoiada pela população.

DAIANE DOS SANTOS e seu clube, o PINHEIROS, já têm uma linha de defesa para o caso de doping divulgado hoje pela Federação Internacional de Ginástica (FIG): a atleta teria informado o uso do diurético furosemida, proibido pela Agência Mundial Antidoping (WADA), no momento da coleta do material, realizado em julho. A substância foi utilizada em um tratamento para redução de gordura localizada.
A ginasta de 26 anos, campeã mundial do solo em 2003, considera-se inapta para o esporte de alto nível até 2010, depois de ter passado por duas cirurgias no joelho direito – uma em outubro de 2008 e, outra, em maio. Ela não participa de qualquer competição desde a Olimpíada de PEQUIM, em agosto de 2008. Por esse motivo, o PINHEIROS e seu advogado pessoal, CRISTIANA RIOS, são incisivos ao dizer que DAIANE não deveria ter sido submetida a controles de dopagem neste ano.

Emissários do presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, e do líder do governo de facto, ROBERTO MICHELETTI, assinaram hoje um acordo que deve pôr fim a quatro meses de crise institucional. O acerto foi anunciado na madrugada, depois de MICHELETTI aceitar o único e crucial ponto que ainda bloqueava as negociações: o de levar ao Congresso a decisão de aceitar ou não o retorno de ZELAYA. Em meio a reuniões com o secretário-assistente para Assuntos Hemisféricos dos EUA, THOMAS SHANNON, o presidente de facto acabou cedendo na pretensão de levar a apreciação da possível volta de ZELAYA à Suprema Corte  que duas vezes anteriormente tinha decidido contrariamente ao presidente.
O pacto foi enviado ao Congresso hoje mesmo para decidir sobre a restituição – não há ainda uma data para a aprovação. Além de se comprometerem a respeitar a decisão dos deputados, os dois lado têm até o dia 5 de novembro para formar um governo de unidade nacional.

2 010     :      -   SÁBADO
Apesar de ter colocado muita coisa em minhas memórias na semana passada, por motivos diversos ainda teria de trabalhar durante algumas horas para chegar a um termo normal. Acontece que tive problemas de saúde, principalmente com a visão. Isso é algo que me acontece de uma maneira inesperada. Fico algum tempo impedido de escrever e ler. Lógico que os assuntos vão se atrasando. No entanto, neste sábado, dentro de uma tranqüilidade que ajuda o meu trabalho, vou aos poucos normalizando minhas atividades.

estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por PAULA PULITI, estadao.com.br, Atualizado: 30/10/2010 16:51
CNT/Sensus: Dilma lidera com 50,3% e Serra tem 37,6%: A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 50,3% das intenções de voto, ante 37,6% das intenções no candidato José Serra (PSDB), segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada neste sábado. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 27, Dilma tinha 51,9% da preferência dos eleitores, enquanto Serra era o preferido de 36,7%. Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se nulos e brancos e redistribuindo-se os indecisos proporcionalmente, Dilma tem 57,2% (58,6% no levantamento anterior) e Serra, 42,8% (ante 41,4%). A rejeição à candidata petista subiu para 34,1% do eleitorado, ante 32,5% no levantamento anterior. Já a rejeição a Serra recuou de 43% para 41,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais, para baixo ou para cima. O levantamento foi feito com 2 mil eleitores, entre os dias 28 e 29 de outubro, em 136 municípios e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37919/2010.

Ao amigo Cmt Camilo  e integrantes do GBB
agradecemos sinceramente pela sua pronta resposta a respeito das nossas manifestações sobre a sua permanência no Comando da nossa querida PM.
Um Abraço a todos.
Em 30 de outubro de 2010 09:48, Coronel PM Alvaro Camilo escreveu:
Caro Comandante Ciapina,
Obrigado pela sua mensagem.
Será uma grande honra poder continuar no Comando da nossa Polícia Militar, se assim entender nosso Governador.
Tudo dependerá da formação da sua equipe de governo, principalmente do novo secretário que ainda não está definido.
De qualquer forma, saiba que sempre procurei fazer o melhor por nossa Instituição e por nossa família policial-militar, por que isso, além de reconhecer o valor dos nossos homens e mulheres, tem reflexo direto e positivo na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo
CEP: 01124-060 - Praça Cel. Fernando Prestes, 115 - 3º andar
Fone: 3327-7001 - camilo@policiamilitar.sp.gov.br
De:        José Carlos Ciapina
Para:        camilo@policiamilitar.sp.gov.br
Data:        30/10/2010 09:30
Assunto: CORONEL ÁLVARO BATISTA CAMILO DEVE CONTINUAR NO COMANDO DA PMESP NO PRÓXIMOGOVERNO
Bom dia nosso Prezado Cmt:
Tomo a liberdade de enviar ao amigo e Cmt as mensagens de apoio à sua permanência no comando da nossa querida Corporação pelo brilhante trabalho e dedicação que vem realizando em prol da Segurança Pública e do fortalecimento moral da tropa e dos Veteranos. São opiniões sinceras de Coronéis Veteranos, Tenentes Coronéis e outros integrantes do GBB. 
Por favor, fique à vontade para que sua decisão seja respeitada seja qual for e que prevaleça a sua e não a nossa vontade. Se desejar que não haja interferência de nossa parte respeitaremos a sua linha de ação, bastando nos informar ou determinar que acataremos sem qualquer óbice.
Um grande abraço extensivo aos seus filhos e esposa, em nome dos nossos integrantes do GBB, os quais se sentem agradecidos pela sua ação de comando à frente da nossa Milícia de Tobias de Aguiar..
Cel Ciapina - coordenador.

Amigos,
Data vênia, acredito que o movimento deva ser para a manutenção do Secretário de Seg Publ.
Caso ele seja substituído, e já temos deputados "peruando" a vaga, dificilmente o Cel Camilo permanecerá.
Com a palavra os mais politizados, mais sábios, mais experientes.
Abraço.
Horácio
Asp/70

Em 30 de outubro de 2010 Contem com meu modesto apoio.Desde o Gen. João Franco Pontes, meu primeiro Cmt Ger nunca vi um ocupante desse importante cargo levar tão a sério as coisas que todos consideram miúdas na Corporação, mas que dizem respeito à vida e ao bem estar da Família Policial.Hoje, ativos e veteranos têm um Representante, com R maiúsculo junto à administração do Estado.Fica Camilo!!!!Zachini Cel PM 73
Em 29 de outubro de 2010 18:33, escreveu:
 Também concordo com a permanencia do Cel Camilo e gestões junto a politicos da base do Governador eleito.
Niuton/70
De: euzebio gritti
Para: carlos alberto de camargo
Cc: luiz alves junior ; grupobarrobranco@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 30 de Outubro de 2010 11:14:05
Assunto: Re: *GBB/ Cmt Geral Coronel Camilo
Bom dia
Eu estou sendo conhecedor do Trabalho do Sr Cel Camilo pro meio dos e mail que acompanho e passo a conhecer seu trabalho e os reflexos deles. Vou ficar muito feliz se de fato ele continuar  no CMT GERAL até que possa dar continuidade a trabalhos já iniciados.
Gritti
" Que seja intenso enquanto dure"  (roubei do V. Moraes)
Em 30 de outubro de 2010 10:58, carlos alberto de camargo escreveu:
Concordo plenamente com o Luiz Alves. E torno público que tenho manifestado esta posição em todos os meus contatos políticos, já há alguns meses.
Sem demérito de outros valorosos Coronéis, o que importa agora, além da competência do Cel Camilo, são os benefícios institucionais de uma tranquila continuidade no Comando, no momento crítico de uma mudança no Governo.
Gratificante também ver essa sequência de manifestações otimistas por parte dos companheiros do GBB.
abraço
CA
From: luiz alves junior
Sent: Friday, October 29, 2010 11:17 PM
To: grupobarrobranco@yahoogrupos.com.br
Subject: *GBB/ Cmt Geral Coronel Camilo
Prezados Amigos GBB
O Coronel Álvaro Batista Camilo, desde que foi nomeado Comandante Geral em 16 de abril de 2009, demonstrou a sua vontade em trabalhar em prol da família Policial Militar, apesar do espinhoso caminho enfrentado pelos seus antecessores, aos quais também reconheço seus valorosos esforços, tem nesta continuidade temporal conseguido realizar algumas das nossas mais antigas reivindicações.
Crescemos muito e talvez rápido demais para se dar conta da quantidade de pessoas que dependem diretamente das decisões do nosso Comandante Geral, hoje calculada em mais de meio milhão de almas, se incluirmos os Policiais Militares Ativos, Inativos, Pensionistas e porque não também os seus familiares.
Com este gigantismo da Família Policial Militar Paulista não dá mais para o Comando ficar só administrando a nossa atividade fim, afinal o bem mais precioso da nossa Corporação são os seres humanos que a integram, com sua capacidade profissional, sua coragem, determinação pela legalidade e também com suas motivações do coração.
Nunca tivemos a oportunidade de sermos ouvidos sobre quem gostaríamos de ter como Comandante Geral, por isso neste momento histórico de conquistas da Corporação poderíamos nos juntar e através de uma lista de assinaturas da Família Policial Militar, propor ao novo Governador Geraldo Alckmin a continuidade do Coronel Álvaro Batista Camilo, como Comandante Geral até 25 de maio de 2012, quando vencerá seus cinco anos no Posto.
A justificativa seria a de garantir a continuidade das ações já implementadas e a confiança que conquistou com seu trabalho Policial Militar e Social junto aos seus comandados.
A articulação política é importante, como manifestou o Coronel Ciapina, mas a meu ver poderíamos vencer o jogo das vaidades internas e caminhar na direção da conquista do auto respeito e fazer valer nossa grandeza.
Como defensores da Hierarquia e Disciplina, precisamos primeiro pedir o aval do Comando para desenvolver esta ação comunitária interna, com o respaldo moral que o movimento requer.
Poderíamos também pedir aos valorosos ex-Comandantes Gerais e os representantes das Associações que façam esta proposta diretamente ao Governador, demonstrando a união e o desejo de valorizar a Corporação que todos amamos.
Forte abraço
luiz alves/78

Caro amigo Cel Ciapina
Concordo plenamente com a permanência do Cel Álvaro no Comando Geral de nossa querida Policia MIlitar, por tudo aquilo que ele tem feito ( e fará )  pela nossa Corporação em todos os sentidos e mais ainda pela PROXIMIDADE junto a seus comandados e em especial aos veteranos do Grupo Barro Branco. Acho que teremos que fazer algo mais objetivo e prático. Abrir uma lista de oficiais da Corporação, independente de posto, que solicitem junto ao novo Governador do Estado a continuidade de nosso atual Comandante Geral. Isso com certeza irá sensibilizá-lo nesse sentido. Acho que será o mínimo que podemos fazer, para conseguir nosso intento.
Assim sendo caro amigo, opino que seja aberta no Grupo Barro Branco ( inicialmente ) essa lista.
Um forte abraço amigo.
Cel Iracy Vieira Catalano - Asp 1956
Bauru SP.

De: José Geraldo Pimentel
Data: 30 de outubro de 2010 11:13
Assunto: DIA 31, DOMINGO, É O DIA DA REDENÇÂO NACIONAL !!!
DIA 31, DOMINGO, É O DIA DA REDENÇÂO NACIONAL.
Vote certo. Vote pensando no Brasil !!!
UMA ELEIÇÃO PLEBISCITÁRIA: As eleições deste ano de 2010 têm um significado muito especial para os destinos do país. Pela primeira vez vamos às urnas, não com o objetivo de colocarmos um novo presidente à frente dos destinos da nação. Muito mais que isso. Será uma forma de plebiscito, em que iremos optar pela continuidade dos desmandos, da imoralidade, da malversação dos recursos da União; e o desejo de lidar com responsabilidade, tratando com seriedade a coisa pública; substituindo as falácias, com a concretização de propostas que façam gerar realidades, e não mentiras e promessas vãs. Será a escolha entre permitir que continue tudo do jeito que está, ou caminhar para um futuro promissor, digno e melhor para o bem do país. Acredito que manter o statu quo do atual modo de governar, é dar um passaporte para a implantação de um regime que foge diametralmente do nosso modo de pensar e viver. Percebe-se que o governo quer se perpetuar no poder. Inicialmente através do voto. Se lhe escapa esta possibilidade, pode apelar para um plebiscito onde possa conseguir o terceiro, quarto e quantos mandatos consecutivos quiser. O expediente caiu no gosto de muitos governantes da América Latina. E ainda dispõe de organizações para-militares, que eventualmente poderão ser chamadas à garantir o êxito numa guinada mais à esquerda, e implantar uma nova forma de governo, a tão sonhada república do proletariado. Precisamos reagir com o voto. Mas nada nos impedirá, no entanto, de buscar os meios para o pleno restabelecimento da democracia. A história está aí para nos ensinar o caminho. O caminho que sempre nos levou à vitória!
José Geraldo Pimentel

Transferindo para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM 822322-0 Fernando José Perez - 4º BPRv, (TLTS e FRCTS DP-1.829/10 - Pr. 28.027/10).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 801108-7 Josué Filemom Ribeiro Pereira - CPC, (TLTS e FRCTS DP-1.834/10 - Pr. 28.230
O MAJOR PM FERNANDO JOSÉ PEREZ nasceu em 12 de julho de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE -25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho as datas de suas outras promoções.
O TENENTE-CORONEL PM FILEMON nasceu em 24 de julho de 1964. Entrou para as fileiras da Corporação em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995. Não tenho as outras datas de suas promoções.

Um gol não assinalado pela arbitragem no primeiro tempo e um pênalti de KLÉBER em NEYMAR não marcado no segundo acabaram custando caro ao SANTOS, que amargou empate por 1 a 1 com o INTERNACIONAL, nesta tarde no BEIRA-RIO. O resultado deixou as duas equipes, que buscavam a vitória para tentar encostar no bloco dos primeiros colocados no Campeonato Brasileiro, em má situação. Ambas estão com 49 pontos, oito distantes do líder FLUMINENSE. O CRUZEIRO, que vinha de duas derrotas consecutivas, contra GRÊMIO (2 a 1) e ATLÉTICO MINEIRO (4 a 3), só tinha um único desejo hoje: vencer o lanterna GRÊMIO PRUDENTE, em PRESIDENTE PRUDENTE, para ao menos empatar em pontos (57) com o líder FLUMINENSE e assumir o segundo lugar. E foi o que conseguiu. Com gols do zagueiro LÉO e ROBERT, venceu por 2 a 0. Na ARENA DO JACARE, em SETE LAGOAS, o ATLÉTICO MINEIRO precisava vencer o BOTAFOGO para sair da zona de descenso. Já o time carioca necessitava do triunfo pra colocar quatro pontos de vantagem sobre SÃO PAULO, GRÊMIO e ATLÉTICO-PR, adversários diretos na briga pela quarta vaga na LIBERTADORES, e até sonhar com o título brasileiro. No final, a equipe carioca ganhou por 2 a 0 e passou a somar 51 pontos. Os gols foram, no segundo tempo, de EDNO e LOCO ABREU, cada um recebendo passe do outro.  O GUARANI entrou em queda livre depois de sua 13ª derrota no Campeonato Brasileiro. Hoje, na RESSACADA, em FLORIANÓPOLIS, no jogo dos desesperados, perdeu do AVAÍ por 1 a 0. O time catarinense, porém, continua entre os últimos, dois a menos que a equipe campineira. Em SALVADOR, no jogo número 500 da história do BARRADÃO, acompanhado por 30 mil torcedores, o VITÓRIA fez bonito e venceu o VASCO por 4 a 2, chegando a 37 pontos e escapando da zona de rebaixamento.

Um jornalista apaixonado pela história. É uma das formas pela qual ficou conhecido RODOLFO ESPÍNOLA NETO, que morreu neste sábado, aos 62 anos, em FORTALEZA (CE). Lá foi correspondente do GRUPO ESTADO por mais de 30 anos, função exercida também pelo pai, HILDEBRANDO ESPÍNOLA. RODOLFO integrou a primeira equipe da Agência ESTADO, em 1970. Segundo um dos colegas desse time, o jornalista ADHEMAR ORICCHIO, ESPÍNOLA era um repórter na acepção integral da palavra, “dinâmico, atuava na linha de frente das apurações”. Publicou os livros VICENTE PINZON E A DESCOBERTA DO BRASIL e CARAVELAS, JANGADAS E NAVIOS – HISTÓRIA DO CEARÁ: RESGATES E CONTRASTES. Também participou de equipes que ganharam os Prêmios ESSO e da SOCIEDADE INTERAMERICANA DE IMPRENSA (SIP).  

Morreu a professora de inglês ELIZABETH HILLS CODORNIZ DE GODOY, nascida em 1959.Curso a Faculdade de Letras. Gostava de artes e aprimorou-se pintando quadros. Chegou a fazer algumas exposições no BRASIL. Seu pai era dono de um clube de tiro e foi com ele que aprendeu a atirar. Para ela era um prazer praticar no estabelecimento para melhorar sua habilidade. No empreendimento da família, conheceu um engenheiro suíço com quem se casou no ano de 1992. Mudou-se para o país dele e permaneceu dando aulas na EUROPA. Acabou abandonando as artes e o hábito de pintar, até então praticado no BRASIL. 

Nenhuma cadeira do Senado dos EUA é tão disputada quanto em NEVADA. No Estado mais conhecido por seus cassinos e pelos testes atômicos dos anos 1950 e 1960, a briga pelos votos da eleição de 2 de novembro, domingo, envolve uma líder local do TEA PARTY, a ala de ultra-direita do Partido Republicano, e um aliado político e amigo do presidente americano, BARACK OBAMA. A professora primária e deputada estadual SHARRON ANGLE, com 49% das intenções de voto, ameaça a reeleição do veterano senador HARRY REID, com 45%, valendo-se de máximas contra o governo “comunista” de OBAMA e de ofensas à comunidade latino-americana.

Um ataque a um posto militar da OTAN no AFEGANISTÃO deixou hoje 30 insurgentes mortos e quatro soldados feridos. A base fica no distrito de BERMAL, 200 km ao sul de CABUL, perto da fronteira com o PAQUISTÃO. Os rebeldes chegaram ao local à 01:30 hora, equipados com armas pequenas, granadas e morteiros. Foi necessário às forças aliadas pedir reforço aéreo para dissipar os insurgentes. BERMAL faz parte da província de PAKTIKA, uma região em que quase todos os oficiais a serviço da OTAN são membros do exército americano.

“KIRCHNER já ganhou seu espaço na cultura necromaníaca nacional”, diz CLÁUDIO NEGRETE, autor de NECROMANIA: HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO ARGENTINA. “Ele acaba de entrar para a galeria dos ilustres mortos que a sociedade Argentina se encarregará de manter vivo. Líderes mortos, carregando a saudade pelo passado, voltarão com força na campanha eleitoral do ano que vem”. A súbita morte de KIRCHNER, aos 60 anos, e o choque que ela causou podem impulsionar a candidatura de sua mulher, a presidente CRISTINA KIRCHNER,  à reeleição do ano que vem.   

2 011  :       - DOMINGO
madrugada de domingo muito ruim. Um gato, que não é da MARLENE, mia o tempo todo desta noite. Alvoroça o cachorro da MARLENE, que late e faz com que eu passe uma noite de cão.
O pior é que não consigo me concentrar na parte da manhã e faço algumas bobagens no computador, comprometendo a digitalização de minhas memórias.

Por ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 30/10/2011: - Vettel sobra e vence na Índia; Massa se choca com Hamilton e abandona. O melhor brasileiro na Índia foi Bruno Senna. O piloto da Lotus ficou em 12º
Bicampeão Mundial de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel mais uma vez sobrou na pista. Neste domingo, o piloto da Red Bull, que largou na ponta do grid, foi soberano, liderou todas as voltas e venceu o inédito GP da Índia, contabilizando seu 11º triunfo na temporada.  Com mais este triunfo no ano, Vettel, que já garantiu o título da atual temporada, mantém vivo o sonho de igualar o seu compatriota Michael Schumacher com o recorde de vitórias em uma só temporada. Em 2004, Schumacher conseguiu 13, número que pode ser igualado pelo alemão da Red Bull caso vença as duas últimas provas do ano: Abu Dhabi e Brasil. Atrás de Vettel na corrida deste domingo, ficou o inglês Jenson Button, da McLaren, seguido pelo espanhol da Ferrari, Fernando Alonso. Mark Webber, companheiro do alemão, terminou em quarto. Button lidera a briga contra Webber e Alonso pelo vice-campeonato da temporada. O melhor brasileiro na Índia foi Bruno Senna. O piloto da Lotus ficou em 12º. Felipe Massa fez uma prova desastrosa. O piloto da Ferrari saiu da pista em um choque com o inglês Lewis Hamilton e foi considerado culpado pela direção da prova na batida, sendo penalizado com uma passagem pelos boxes. Poucas voltas depois, Massa abandonou com a suspensão quebrada depois de ter passado em uma zebra. Rubens Barrichello teve problemas na largada com a asa dianteira e ficou em 15º.
Prezado CEL VENTURA
Ontem estive no tiro de guerra de Itapetininga e em conversa com meu amigo subtenente Alexssandro Lucas Costa, instrutor-chefe do mesmo, ventilei a possibilidade de homenagear dois atiradores daquela casa de cidadania com diploma do núcleo de Itapetininga.
Diante da indicação imediata por ele feita de dois jovens atiradores pela dedicação à instrução e aos valores morais e históricos ali venciados, decidi criar a honraria Diploma de Honra ao Mérito Soldado João Garcia Porto e veio por meio desse email solicitar a vossa apreciação e deferimento para que eu possa levar ao conhecimento do referido praça graduada e instituir a entrega do diploma a dois atiradores no MESMISSIMO DIA e SOLENIDADE que será a do DURVALINO DE TOLEDO, a saber, dia 23 de novembro, quarta feira, as 20 horas na camara municipal de itapetininga, quando tambem será realizada uma homenagem ao praça mais distinta.
Em suma, vossa mudança de dia em tudo conspirou para uma situação ainda maior. Agradecido coronel VENTURA.
Segue endereço da pagina da novissima honraria criada do NCPIAA:
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/DHMSJGP.htm
enorme abraço e no contato
BIAJONE
outubro 30, 2011

CARO BIAJONE
Parabenizo você pela iniciativa da criação do diploma destinado ao Tiro-de-Guerra de ITAPETININGA. Vem a somar uma importante Unidade do Exército sediada nessa cidade. Certamente o reconhecimento do seu feito será sentido pela comunidade local. Você pensou que se em cada cidade do nosso interior tivesse um BIAJONE?Certamente a Sociedade Veteranos de 32-MMDC teria alcançado em 100% o seu desiderato.
O ex-presidente LULA passou o domingo com a mulher MARISA LETÍCIA, filhos e netos em seu apartamento em SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ao lado da família, ele se preparou para a sessão de quimioterapia, que começa amanhã cedo no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, para combater o câncer na laringe. A previsão é que LULA passe a noite no hospital após receber a primeira dose da medicação. Já a radioterapia só será realizada em uma segunda etapa. A informação é do médico particular do ex-presidente, ROBERTO KALIL FILHO, o único a visitá-lo hoje. De acordo com KALIL FILHO, que integra a equipe do SÍRIO-LIBANÊS, o material retirado do tumor, na biópsia realizada ontem, foi enviado para o exterior para uma análise rigorosa. KALIL contou que LULA estava de bom humor, tranqüilo e pediu que ele falasse com a imprensa sobre o estado de saúde. LULA e a mulher pediram aos amigos e aliados que evitassem as visitas. O ex-presidente está falando pouco e baixo para poupar a voz. E, segundo KALIL FILHO, ele não corre o risco de perder a fala com a quimioterapia. Por recomendação médica, o ex-presidente cancelou seus compromissos até janeiro.

FABIANA SOUZA AZEVEDO, de 32 anos, foi assassinada com oito tiros pelo PM PAULO ROBERTO BARBOSA GUIMARÃES, de 42 anos, na noite de sexta-feira, dia 28. Após cometer o crime, o PM se suicidou. Após um casamento de nove anos marcado por agressões e ameaças, FABIANA decidiu terminar o relacionamento há quatro meses. Desde então recebia mensagens de texto de PAULO, dizendo que “a seguiria em casa e no trabalho” e “acabaria com ela”. Após quase uma década de violência doméstica, FABIANA procurou a Delegacia de Defesa da Mulher pela primeira vez na semana passada. Fez um boletim de ocorrência de injúria e ameaça, mas não teve tempo de representar criminalmente contra o ex-marido. Segundo uma vizinha que estava na casa de FABIANA, o PM mandou ela deixá-los a sós e disparou várias vezes. O casal tinha filhos gêmeos de sete anos.

A empresária IGNEZ BARBOSA DE OLIVEIRA, de 82 anos, e sua filha, a despachante SÔNIA REGINA ANTUNES DE OLIVEIRA, de 52, foram assassinadas dentro da casa de veraneio da família em IBIÚNA, a 73 km da capital. Por volta de 0:30 hora de hoje, uma vizinha foi cumprimentar SÔNIA pelo aniversário. Encontrou os corpos próximos à entrada de um dos quartos – mãe e filha foram esfaqueadas várias vezes no pescoço. No local, sinais de que o assassino também roubou a casa. À noite, um suspeito foi preso. Segundo a PM, havia pegadas e manchas de sangue em todo o imóvel. Gavetas estavam reviradas, uma bolsa estava aberta e uma maleta com documentos foi vasculhada. Mãe e filha moravam em PINHEIROS, na zona oeste da capital, e costumavam ir para IBIÚNA semanalmente. O carro das vítimas foi levado pelo criminoso. Na tarde o veículo foi encontrado em PIEDADE. Horas depois, um suspeito foi preso. O rapaz, de 32 anos, estava na rodoviária de IGUAPE, no Litoral Sul e tentava comprar uma passagem para São Paulo. Como não tinha dinheiro suficiente, começou a brigar com a atendente e chamou a atenção da polícia. Ele foi preso e acabou confessando o crime. Depois, mudou a versão e acusou a mãe de ter cometido o crime.

Há exatos 15 anos, um FOKKER 100 da companhia aérea TAM caía em uma rua do JABAQUARA, na zona sul. Além de matar 99 pessoas e deixar um rastro de destruição, o acidente com o vôo 402 abriu, da pior maneira possível, série de precedentes que mudaria totalmente os parâmetros judiciais para indenização dos parentes. Também fez surgir a primeira associação de familiares de vítimas de acidentes aéreos do País. “Quando houve o acidente com o FOKKER 100, algumas famílias procuraram até advogados americanos. Ninguém sabia direito como tratar”, conta a advogada REGINA PRADO MANSSUR, que conseguiu judicialmente que as indenizações pelo acidente entrassem na abrangência do Código de Defesa do Consumidor, criado seis anos antes do acidente. “Um fato triste que foi um ganho para a Justiça brasileira.” Na época, o valor do seguro obrigatório que a companhia aérea tinha de pagar para familiares de vítimas em casos como esse era de 14 mil reais – nos EUA, o valor é de 120 mil dólares; na EUROPA, de 130 mil euros. Em 2009, a Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos (ABRAPAVA) conseguiu na Justiça aumentar o seguro para 41 mil reais. Foi uma das primeiras conquistas da associação criada pela secretária executiva SANDRA ASSALI, que naquela manhã de 31 de outubro de 1996 começou o dia deixando o marido no Aeroporto de CONGONHAS para uma viagem de trabalho. JOSÉ ABU ASSALI foi uma das vítimas do FOKKER 100 que decolou com destino ao RIO, mas, minutos depois da decolagem, caiu na Rua LUÍS ORSINI DE CASTRO. Em meio ao sofrimento, SANDRA resolveu engajar-se. Montou a ABRAPAVA, primeira associação do gênero no BRASIL, que acabou servindo de referência a outras que surgiriam após a sucessão de acidentes aéreos no País: Associação dos Familiares das Vítimas do Vôo GOL 1907 (em 2006), Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAM 3054 (em 2007), Associação dos Familiares das Vítimas do Vôo 447 (2009). Famílias que sofreram as dores do mesmo acidente que ela, o de 1996, se dispersaram. Mas SANDRA acabou se aproximando de outras que apareceram. Foi para MANAUS quando houve o acidente da GOL, esteve em CONGONHAS no segundo acidente da TAM e viajou para a FRANÇA depois que famílias de lá ligaram pedindo ajuda na tragédia da AIR FRANCE. Poucos vizinhos da época do acidente com o FOKKER 100 ainda vivem por ali. Mas, no único mercadinho da rua, REGINA APARECIDA PAULINO, de 58 anos, mostra uma foto do dia fatídico. É do pai dela, MADU PAULINO, já falecido, na época dono de uma oficina que funcionava onde hoje é o mercadinho. A foto mostra MADU olhando para carros carbonizados pelo fogo que tomou a rua.       

Foi sofrido, do jeito que o corintiano já está acostumado. Desta forma, o Corinthians superou o fato de jogar quase metade da partida com um homem a menos, virou sobre o Avaí por 2 a 1 com gol de Liedson na tarde deste domingo, no Pacaembu, e tomou a liderança do Campeonato Brasileiro na combinação do empate do Vasco com o São Paulo no Rio de Janeiro. Agora, o time paulista soma os mesmos 58 pontos que o rival carioca, mas leva vantagem por ter uma vitória a mais (17 a 16). Mas o triunfo não teve a facilidade esperada por conta de o Avaí estar na briga contra o rebaixamento. Pelo contrário. A equipe catarinense engrossou o confronto e saiu na frente logo aos 12 minutos com Robinho. O drama aumentou quando Leandro Castán acabou expulso logo aos cinco minutos da segunda etapa, em cartão vermelho que os jogadores e o técnico Tite reclamaram bastante. O empate veio somente aos 16 do segundo tempo, com Emerson arrematando para o fundo das redes após ótima enfiada de bola de Willian. No sufoco, com a torcida apoiando, mas já impaciente nas arquibancadas, o Corinthians virou com Liedson aos 32. Após bola alta na área, Liedson tocou de cabeça, a bola passou a linha do gol pelo alto, mas sequer balançou a rede. Na próxima rodada, o Corinthians viajará até Uberlândia para enfrentar no domingo o lanterna América-MG no Parque do Sabiá, às 17h, enquanto que no mesmo horário o Avaí seguirá sua luta contra o rebaixamento diante de um rival direto nesta briga, o Ceará, na Ressacada, em Florianópolis.
Parece que treinar não tem sido o suficiente para o PALMEIRAS. A coleção de fracassos da equipe no Campeonato Brasileiro não para de aumentar, assim como a vergonha de sua torcida, cansada de ver o time sendo atropelado pelos adversários, até mesmo aqueles que lutam contra o rebaixamento, como o ATLÉTICO MINEIRO. Sem dificuldades, o time mineiro venceu por 2 a 1 e o placar acabou até sendo pouco, diante da apatia e falta de capacidade demonstrada pelo Alviverde.
Os torcedores do SÃO PAULO podem encarar o empate por 0 a 0 com o VASCO, no RIO, de duas maneiras, uma otimista e outra pessimista. Se é verdade que o time sobreviveu a um dos desafios mais complicados do Brasileiro (porque enfrentar a equipe carioca em SÃO JANUÁRIO é sempre muito difícil), também é fato que não mostrou evolução desde a derrota para o LIBERTAD, quatro dias antes, jogo em que EMERSON LEÃO assumiu o comando. E, pior do que isso, só escapou da derrota porque DENIS, substituto de ROGÉRIO CENI, fez uma exibição que, fossem outras as circunstâncias, colocaria em risco a posição do titular.
Ao reencontrar seu ex-clube, RONALDINHO GAÚCHO não se abateu com os protestos, mas não fez muita força para evitar a derrota do FLAMENGO diante do GRÊMIO por 4 a 2, de virada, no OLÍMPICO. O resultado deixa o FLAMENGO em quinto lugar, com 52 pontos, e os gremistas em 9º com 46 pontos, ainda com chances de brigar pela LIBERTADORES.
OUTROS RESULTADOS: ATLÉTICO – GO 0 x INTERNACIONAL 1; FIGUEIRENSE 2 x BAHIA 1; CORITIBA 3 x AMÉRICA MINEIRO 1.

A disputa pela posse do terreno de CAMPO DE MARTE, na zona norte de SÃO PAULO, que já dura 53 anos, ganhou um novo capítulo. O Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa à Prefeitura, adversária da União na Justiça. Corroborando voto de 2008 do ministro HERMAN BENJAMIN, a 2ª Turma do STJ mandou a União devolver imediatamente ao Município todas as áreas sem uso e não essenciais à aviação ou à defesa. Além de indenizar a capital pela ocupação. Mas a briga judicial ainda não terminou. Na última segunda-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal contra a nova decisão. Notificada na quinta-feira, dia 27 de outubro, a Procuradoria-Geral do Município tem agora 15 dias para apresentar contra-argumentação ao Supremo e tentar ficar em definitivo com a posse do terreno. A polêmica em torno do terreno do CAMPO DE MARTE é mais do que centenária – começa em 1891, quando o governo do Estado considerou a área terra devoluta e a repassou ao Município. Mas a União defende que as terras pertenceram a uma sesmaria entregue pela Coroa portuguesa à Companhia de Jesus e haviam sido confiscadas, em 1759, pelo MARQUÊS DE POMBAL, na época da expulsão dos jesuítas. Assim, não poderiam ter sido entregues à Prefeitura como devolutas (sem uso, ocupação ou finalidade, segundo a definição da Lei de Terras de 1850). A justificativa foi rejeitada. O Superior Tribunal de Justiça entendeu que, se estavam abandonadas, mesmo que confiscadas, eram devolutas e podiam, sim, ter sido cedidas ao Município. Em 1912, o governo municipal entregou a área para a FORÇA PÚBLICA usar como local de treinamento da cavalaria e, mais tarde, campo de aviação militar. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, o governo federal aboliu a aviação militar paulista e tomou o CAMPO DE MARTE. O Município não pôde recorrer da decisão durante o Estado Novo. Só em 1945, com a queda da ditadura VARGAS, a cidade começou a negociar a recuperação da área e, como não obteve sucesso, decidiu entrar na Justiça em 1958. Desde então, a ação circula pelos tribunais. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu razão à União em 2005. A Prefeitura recorreu e, três anos depois, o primeiro acórdão do STJ deu ganho de causa ao Municipio. Em setembro, o tribunal reafirmou que a Prefeitura tem direito sobre a área. Só onde houver construções aeroportuárias e de defesa nacional – parque de material bélico, hospital, base aérea e alojamentos da Aeronáutica – a posse permanecerá da União, que deverá indenizar a Prefeitura.

Depois das denúncias de irregularidades que levaram à demissão de ORLANDO SILVA do cargo de ministro do Esporte, a presidente DILMA ROUSSEFF determinou a suspensão, a partir de amanhã, de todos os repasses da União a entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs. Só neste ano, mais de 2 bilhões de reais foram destinados a esse tipo de entidade, a maioria sem licitação. Os contratos terão de ser revistos em 30 dias. O pagamento só voltará a ser feito quando atestada a regularidade da parceria e terá de contar com o aval do ministro da pasta que contratou a ONG. Em meados de setembro, DILMA já havia transferido aos ministros a responsabilidade de assinar os contratos. Na semana passada, o Ministério do Esporte rescindiu convênio com sete organizações não governamentais responsáveis por ações do programa SEGUNDO TEMPO alegando que essas entidades descumpriram regras das parcerias.       

Morreu neste domingo, aos 61 anos, nos EUA, o tecladista GEORGE ROUNTREE, líder do quarteto norte americano FOUR TOPS. O artista, que atuava como diretor musical do lendário grupo da gravadora MOTOWN, estava internado em um hospital em LOS ANGELES. Tecladista, arranjador e compositor, ROUNTREE ganhou projeção nos ESTADOS UNIDOS depois de tocar com nomes importantes como TEMPTATIONS, GLADYS KNIGHT AND THE PIPS, MARY WILSON, MARTHA REEVES, FRANKIE VALLI, BILL WITHERS, FREDA PAYNE e DAVID RUFFIN. A informação da morte do artista foi divulgada pelo jornal THE SUN. As causas não foram divulgadas. 

O total de mortos no terremoto de 7,2 graus na escala RICHTER que atingiu a TURQUIA no dia 23 de outubro subiu para 601, segundo o balanço divulgado hoje pelo governo de ANCARA. De acordo com o levantamento, mais de 4 mil pessoas ficaram feridas na Província de VAN, onde 231 vítimas foram resgatadas com vida.

Acusado de ordenar a morte de manifestantes contrários ao seu governo no início do ano, o ex-presidente egípcio HOSNI MUBARAK teve seu julgamento adiado para o dia 28 de dezembro. A decisão atende a um pedido dos advogados das vítimas, que solicitaram a nomeação de um outro juiz para o caso.

Poucas horas após os insurgentes do movimento JIHAD ISLÂMICA na FAIXA DE GAZA terem oferecido uma trégua a ISRAEL – intermediada pelo governo do EGITO – novos ataques aéreos das forças israelenses contra o território palestino deixaram mais 1 morto hoje, elevando para 11 o total de vítimas do conflito desde sábado. Os confrontos do fim de semana mataram 10 palestinos e 1 israelense.  

30 DE OUTUBRO DE 2012    :      -      TERÇA-FEIRA
A incompreensão de certas pessoas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC que em vez de ajudar a resolver os problemas nossos procuram tumultuar o ambiente, faz com que eu sinta vontade de deixar a presidência para uma outra pessoa que tenha mais paciência ou jeito para tratar esses elementos que passam a ser um entrave para a Sociedade.
Apesar de tudo tenho o apoio de muita gente e isso serve de estimulo para continuar a lutar pelos princípios que conservo junto à Sociedade desde maio de 1996. Mas estou cansado e amolado com certos indivíduos perniciosos aos nossos fins.
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR traz ao meu conhecimento que seu amigo GERSON, proprietário da PIZZARIA GIRASSOLI, na VILA BARROS, está sofrendo ameaça de assalto. Ligo para o 15º BPMM e passo todos os informes para o P2 da Unidade, que deverá tomar os cuidados necessários para contornar essa situação.
Recebo uma mensagem da MARINEI dizendo que o PADRE JUAREZ quer rezar a missa de FINADOS no Monumento Mausoléu. Havia um problema sério que dizia respeito a um cantor, mas agora fica acertado que não haverá custo para a Sociedade. Já tomara a resolução de cancelar essa missa e agora volto atrás mandando a MARINEI avisar todos os nossos associados. O problema é que estamos em cima do evento. 

Nesta tarde somente vou para a Sociedade após colocar o amigo do JOÃO GOMES, o GERSON, em contato com o P2 do 15º BPMM. Vamos ter pouco tempo para atender nossas visitas: NELSON BENTO, estudante de Direito da UNIESP, que quer fazer estágio no MMDC, uma exigência do curso. O CAPITÃO PM ANÍSIO vem para a reunião marcada também com o TENENTE PM NATANAEL e SARGENTO GEORGE (ambos não puderam comparecer), mas tomamos certas medidas para coibir abusos nas próximas solenidades no Monumento Mausoléu do Ibirapuera. Também passa pela Sociedade o AMADO RÚBIO.
Declino da visita a ITAPETININGA amanhã. Não estou bem de saúde, com uma taxa de diabetes que não está agradando. Chego mais tarde em casa.

Nesta tarde, SÃO PAULO registrou a maior temperatura dos últimos 13 anos, com 36,1º, de acordo com o INMET. O índice foi o maior do mês de outubro desde que a temperatura começou a ser registrada no MIRANTE DE SANTANA, em 1943. Foi também a quarta maior temperatura de todos os tempos na capital. As três maiores medições foram em janeiro de 1999, quando se registrou 37º na capital. Apesar das altas temperaturas serem esperadas no mês de outubro, esses índices surpreenderam os meteorologistas. No interior do Estado, o calor foi ainda mais intenso que na capital. De acordo com o CLIMATEMPO, a cidade de VALPARAÍSO foi a que teve a maior temperatura, com 41,3º. 

Caríssimo Comandante Cel VENTURA
A repercussão da solenidade do dia 27/10 no museu foi excelente em Piracicaba. Pela organização e condução da apresentação foi ótima em todos os aspectos, até as crianças presentes prestaram atenção nos slides e nos discursos. Apesar da baixa do nosso amigo Prof. BIAJONE que com a quebra do seu veículo não pode estar presente creio que tudo foi realizado a contento, inclusive, cuidamos para que muitas fotos fossem tiradas em sequência como na projeção de um filme. V.Sª já deu uma conferida na apresentação do eventos nos posts nos links abaixo divididos em 2 partes?
A parte I, as fotos foram tiradas pelo meu netinho Gustavo de 10 anos de idade e a parte II por fotógrafo encarregado do Museu.
Afinal, estimado Presidente, correspondemos à expectativa ?
Espero que sim e, animados, EDSON  e ANNA THEREZA já estão tomando a dianteira para organização em Piracicaba de entrega de medalhas.
Efusivo e respeitoso abraço.
EGYDIO
EGYDIO JOÃO TISIANI
CONSELHEIRO DO NÚCLEO MMDC DE PIRACICABA
e-mail:  e.jtisiani@ig.com.br  Fone: 19 3371-9032
Mario Ventura celmario@gmail.com
12:43

para EGYDIO
ESTIMADO EGYDIO
PIRACICABA tem o condão de cativar a gente. Fomos muito bem recebidos por você, seus parentes, pelo ÉDSON e todas as pessoas que estiveram  presentes ao magnífico evento. É meu desejo voltar a PIRACICABA novamente e em curto prazo. A expectativa da cerimônia de entrega de Medalhas MMDC já em maio de 2013 é algo que nos estimula a nossa união com os núcleos de correspondência. Já vi todas as fotos e as copiei em meus arquivos. O meu abraço carinhoso a todos os amigos e amigas que fizemos em PIRACICABA.

Olá, Coronel Ventura !
Fez um bom retorno a São Paulo ? O calor daquele dia prossegue até hoje !
Em anexo, segue o programa que tivemos no sábado. E algumas fotos.
Edson
DSC01421.JPG
DSC01421.JPG
2215K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

DSC01423.JPG
DSC01423.JPG
2116K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Mario Ventura celmario@gmail.com
21:45

para Edson
ESTIMADO EDSON
Hoje SÃO PAULO atingiu 36,1º, uma marca histórica. Ainda repercute a nossa viagem a PIRACICABA como um dos grandes eventos da Sociedade, naturalmente sob a direção do Núcleo que agora tem você na direção de mando. Ainda hoje, nas viagens de ida e vinda a SÃO PAULO, pois moro em GUARULHOS, li parte do livro "REMINISCÊNCIAS DE PEDRO ABRUCÊS" que recebi das mãos da presidente de JAGUARIÚNA. Um homem simples, com a cara do Brasil e uma grande personalidade daquele município. Esse livro traz trechos pertinentes ao Movimento Constitucionalista de 32.  GRATO pelo envio das fotos. Vou tentar colocá-las em meu blog.
Nesta noite de 30 de outubro, recebo um e-mail do GEORGE TRAJANO:
Prezado Coronel Ventura, venho por meio deste justificar minha ausência na tarde de hoje. No início da tarde minha esposa teve que realizar exames e tive que ficar de babá em casa do meu garoto de cinco anos, sendo assim não tinha como estar presente nesta sociedade nesta tarde.
Rogo sua compreensão por tal falta a compromisso.
Um cordial e fraterno abraço
Mario Ventura celmario@gmail.com
22:18

para George
ESTIMADO GEORGE
Algumas coisas foram esclarecidas na tarde de hoje e precisamos com que a Sociedade tome pulso nos eventos que mandamos realizar. Por incrível que pareça somente hoje fiquei sabendo que o GENERAL SOARES, de CURITIBA, também não recebeu a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. É incrível, mas isso aconteceu, além das outras duas que faltaram e que já encaminhamos para o PARANÁ. Decidimos que a Entrega das Medalhas deverá ser dirigida no cerimonial pelo Secretário da Diretoria Executiva da Sociedade, CAPITÃO PM ANÍSIO. Estou nomeando você para ser o 2º Secretário da Diretoria Executiva (cargo que estava vago) e que ocupará a função do ANÍSIO, caso ele esteja impedido de comparecer ao evento. Essa medida já será colocada em prática no próximo evento do dia 10 de novembro. Como não entregamos o COLAR DA VITÓRIA para o PROFESSOR JOSÉ CARLOS no dia da reunião do CONSELHO DO COLAR, ele terá lugar de destaque, na abertura dos trabalhos da solenidade do dia 10 próximo. Vamos acertar de comum acordo o ROTEIRO DA CERIMÔNIA para que não aconteçam percalços desagradáveis como tivemos no último evento no Monumento. Como já entregamos o COLAR de dona NEUSA (que leva o número sete), em evento acontecido em SÃO JOÃO DA BOA VISTA, vou precisar de mais um colar para entregar ao Professor JOSÉ CARLOS. Tudo pode ser feito através mensagens enviadas ao ANÍSIO, a você e aos responsáveis pelo NÚCLEO MMDC-LESTE. Não podemos cometer erros que repercutem mal para com a nossa Instituição.

CARISSIMO CEL VENTURA
Saudações. Recebi de CAP GOMES JR a informação de que viatura está disponível para vir buscar o senhor e mais o CEL EDILBERTO amanhã para às 10AM estarem conosco na inauguração da placa do PEIXOTO GOMIDE (colégio onde CEL EDILBERTO) estudou.
Como nada recebi do senhor a respeito se o senhor viria ou não, disse eu ao CAP PM GOMES JR que não haveria necessidade, mas a VTR esta a disposição,acredito eu, e se o senhor mudar de idéia, por favor, irá nos prestigiar e MUITO se puder vir e trouxer o CEL EDILBERTO que muito gosta de ITAPETININGA para o evento que contará com nossos amigos ZE RIBEIRO, HIRAM AYRES MONTEIRO e demais companheiros de luta.
Peço a gentileza que entre em contato com o 22 I o mais rápido possível caso decidir vir para nossa solenidade a fim de concretizar a escala do militar que irá buscá-lo. 15 3273 2300.
Perdoe-me o distanciamento, mas estou em missão pela FATEC desde ontem e hoje em CAMPINAS por conta do doutorado. Chegarei em casa somente às 23h45 e amanhã as 10AM nos encontramos na ESCOLA ESTADUAL PEIXOTO GOMIDE, se Deus quiser.
Agradecido e no contato
BIAJONE
30/10/2012 às 14h13 dessa terça feira
Mario Ventura celmario@gmail.com
22:37

para Prof.JBiajone
CARO BIAJONE
Uma reunião de Diretoria impediu-me de responder essa mensagem, mas a MARINEI me alertou e solicitei que fosse esclarecido que minha taxa de diabetes sofreu um aumento considerável. O médico me alertou que preciso "ficar mais quieto". Mas acredito que não sejam as viagens que causaram alteração em minha saúde, mas sim problemas que surgiram em minha casa, principalmente a "bomba que estourou"  quando soubemos que nosso bisneto, de apenas 10 anos, estava com diabetes emocional, com taxa beirando os 400. Outro problema que reputo gravíssimo é a incompreensão de certos associados que nada fazem para com a Sociedade e acham de criticar as medidas que tomamos por pura intolerância, incompetência para dirigir certos setores da Sociedade, visto que no último evento de 20 de outubro "sumiram" três medalhas Governador Pedro de Toledo. Isso me obrigou a tomar sérias medidas, pois é o nome da Sociedade que está em jogo. A descrença, a má fé, a incompreensão, a vaidade, o egoísmo, a incompetência, enfim, tudo isso existe numa Sociedade, mas não deveria acontecer no MMDC, pois somos uma instituição diferenciada, sem fins lucrativos. As pessoas maldosas atacam a presidência, mas não trazem a solução e sim muito mais confusão. Já conversamos a respeito do que acontece na Sociedade e é por isso que acredito piamente nos núcleos de correspondência, pois os presidentes estão apresentando ótimos resultados. Sinceramente gostaria muito de estar com vocês, amanhã, em ITAPETININGA, mas ficarei "quieto" em casa, procurando me recompor para novembro. Começaremos nossas atividades mais sérias com uma missa que será rezada em FINADOS no Monumento Mausoléu. Todos vocês estão convidados e peço para fazer um alerta nos blogs dos nossos presidentes: A missa de FINADOS será rezada no Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA pelo PADRE JUAREZ, no horário das 10 horas. Os familiares dos heróis de 32 têm UM DEVER A CUMPRIR. Isso acontece apenas uma vez por ano.

CARÍSSIMOS PARTICIPANTES DAS NOSSAS REUNIÕES DA COFAM
Após a reunião DESTA TARDE tomei as seguintes medidas: As reuniões da COFAM serão iniciadas com o Mestre de Cerimônia MARKUS RUNK e a fala da Presidente da COFAM, CAMILA GIUDICE. O Secretário da Diretoria Executiva da Sociedade dirigirá os trabalhos de entrega de Medalhas, já a partir de 10 de novembro. O roteiro será feito pelo MARKUS RUNK no que concerne à abertura dos trabalhos e depois o CAPITÃO PM ANISIO apresentará o roteiro das Medalhas. Caso o NÚCLEO MMDC-LESTE pretenda entregar medalhas a relação dos agraciados deverá ser enviada ao CAPITÃO ANISIO, e também à própria Sociedade, para conhecimento e aprovação do Presidente (conforme instruções já passadas em outras vezes e que não foram cumpridas); essa entrega da relação deverá ser de nosso conhecimento três dias antes do evento. Caso não recebamos a relação não se executará entrega de medalhas para os faltosos. O ROTEIRO DO EVENTO passa a ser de competência da própria Sociedade. Hoje ainda ficamos sabendo que também não foi entregue a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO ao GENERAL SOARES, de CURITIBA, uma falta gravíssima que deixa a Sociedade em situação de descrença e dá uma idéia de confusão, onde seus integrantes não se entendem. O evento foi tido como um dos melhores que já realizamos. Concordo, mas nos bastidores foram cometidos enganos muito desagradáveis. Uma dessas faltas foi a impossibilidade do comparecimento da Camila e do Markus, responsáveis pela Presidência da COFAM e da abertura do evento. Com isso, de maneira inédita, a parte da COFAM foi eliminada e causou sérios aborrecimentos ao desenrolar da cerimônia. É inacreditável acontecer tais deslizes numa Sociedade que tem tudo para ser exemplar em suas atividades. .

Confrontos entre suspeitos e policiais militares deixaram pelo menos três mortos em SÃO PAULO entre ontem e a madrugada de hoje. No ITAIM PAULISTA, na zona leste, dois homens de moto trocaram tiros com policiais após uma tentativa de abordagem, segundo a PM. Os rapazes estavam em uma moto com uma placa levantada. Durante a fuga, a garupa chegou a usar uma metralhadora para atirar nos PMs. Segundo a polícia, a arma foi apreendida posteriormente. Os dois morreram. Segundo a PM, CÉLIO DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS, de 17 anos, morreu após trocar tiros com policiais no JARDIM ROBRU. Ele estava de moto e, ao perceber que seria abordado por policiais, saiu do veículo e atirou. Outro rapaz que estava com ele fugiu. Por volta da 1 hora de hoje, o supervisor de segurança PAULO SÉRGIO RIBEIRO, de 41 anos, morreu após ser baleado na AVENIDA PRESIDENTE CASTELLO BRANCO, no BOM RETIRO, região central. Um homem não identificado foi morto a tiros por volta da 1 hora na RUA GLADIOLOS, JARDIM SANTO ANDRÉ, na zona leste. Segundo o boletim de ocorrência, PMs chegaram ao local e o encontraram caído. Socorrido, não resistiu. Na mesma região, um adolescente de 17 anos ficou ferido na madrugada após ser baleado, na Rua JORGE CARLOS DE ALMEIDA. À polícia, ele disse que estava com dois amigos em um ponto de ônibus quando um homem em um carro preto começou a disparar contra o grupo, sem motivo. O Comandante Geral da corporação, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, disse que a policia “não tolera desvios de conduta”, e investiga todos os casos.

O ARSENAL fez hoje, contra o READING, pela COPA DA LIGA INGLESA, um daqueles jogos dignos de entrar na lista dos mais emocionantes do futebol. Depois de ver o adversário fazer 4 a 0 em apenas 37 minutos, o time londrino não se entregou até que, no último minuto, marcou o gol de empate. O melhor, porém, ainda estava por vir. Na prorrogação, o ARSENAL fez mais três gols e sofreu um. Resumo: vitória épica por 7 a 5 e classificação às quartas de final garantida.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta terça-feira como zona de catástrofe as áreas de Nova York e Nova Jersey atingidas pelos fortes ventos e a ressaca do ciclone 'Sandy'. A declaração, divulgada pela Casa Branca, coloca à disposição dos governos e comunidades locais os fundos, equipes e funcionários do governo federal necessários para enfrentar as consequências do desastre e socorrer os afetados pela tempestade, que matou 15 pessoas nos EUA. O anúncio de duas mortes em Long Island (Nova York) elevou a 16 o número de vítimas fatais nos Estados Unidos e no Canadá pela tempestade. O estado de Nova York é o que acumula mais mortes (sete) após as duas registradas durante a madrugada desta terça-feira em Long Island, enquanto outras três aconteceram em Nova Jersey, onde o furacão tocou a terra. A maioria das mortes ocorreu pela queda de árvores sobre automóveis ou casas, segundo as autoridades. Uma das vítimas aconteceu no Canadá, onde uma mulher faleceu após ser atingida por um cartaz que foi levado com o vento. 'Sandy', quando ainda era um furacão, causou cerca de 60 mortes nos últimos dias em sua passagem por vários países do Caribe.
O furacão SANDY, que se transformou em tempestade extratropical após atingir o continente, matou 38 pessoas e causou muita destruição na COSTA LESTE dos ESTADOS UNIDOS a uma semana das eleições presidenciais. Aproximadamente 8 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica e centenas de milhares precisaram deixar suas casas. Ao todo, os custos da destruição podem chegar a 20 bilhões de dólares ( 40,6 bilhões de reais) seriam danos aos negócios provocados pela paralisação da economia em uma região que vai dos Estados da CAROLINA DO NORTE ao MAINE, onde se localizam algumas das maiores cidades americanas, de acordo com estimativa da consultoria IHS GLOBAL INSIGHT. O ciclone provocou o fechamento, por dois dias, da BOLSA DE NOVA YORK, que deverá reabrir amanhã. Cerca de 16 mil voos foram cancelados e alguns aeroportos, como o JKF, de NOVA YORK, voltariam a operar normalmente amanhã. O LA GUARDIA, também em NOVA YORK, não tem data para reabrir. Os trens também estão parados. O metrô nova-iorquino, em razão do alagamento em dezenas de estações, deve voltar a funcionar apenas em quatro dias. “Em 118 anos de funcionamento do metrô, nunca tivemos tantos danos”, disse o presidente da Autoridade de Transportes Metropolitanos. Várias áreas próximas ao distrito financeiro, como o sofisticado bairro de BATTERY PARK, onde se localiza a sede do banco GOLDMAN SACHS, sofreram com inundações de até 4 metros. O memorial de 11 de Setembro também sofreu com as enchentes durante a noite, embora a situação tenha melhorado ao longo do dia. Hoje à noite alguns ônibus voltaram a circular, mas o transporte entre diferentes partes de NOVA YORK ainda era precário. Muitos não sabiam quando retornariam ao trabalho ou mesmo para suas casas. “Estamos no meio das buscas e da procura por pessoas desaparecidas. Nossas equipes estão se movimentando o mais rapidamente possível. No entanto, os estragos no litoral de NEW JERSEY são os maiores que já vi. Os prejuízos são incalculáveis”, afirmou o governador do Estado, o republicano CHRIS CHRISTIE. O presidente BARACK OBAMA deixou de lado a campanha eleitoral e deve visitar NEW JERSEY amanhã. De acordo com ele, “a tempestade ainda não acabou”. O presidente pediu mais coordenação com os governadores. “Eles podem me ligar diretamente na CASA BRANCA. Não há desculpa para a falta de ação”, afirmou OBAMA. Os ventos, com cerca de 100 km/hora, continuavam se movimentando hoje na direção do oeste dos EUA, atingindo a região dos GRANDES LAGOS, onde estão outros grandes centros urbanos, como DETROIT e CHICAGO, segundo o Centro Nacional de Furacões, da FLÓRIDA.    


30 DE OUTUBRO DE 2013      :    -     QUARTA-FEIRA
Participaremos hoje de mais uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA, vereador. Ele é o Presidente do Conselho Deliberativo do nosso núcleo MMDC-LESTE e vem, desde fevereiro, proporcionando a entrega de medalhas nos finais de cada mês. Nesta manhã procuro atualizar o dia 30 de outubro, mas também vejo pela Internet as imagens que os acadêmicos da FACULDADE DAMÁSIO colocaram no facebook, após o encontro de ontem na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. SIDNEI LOBO PEDROSO e PEDRO ALTAIR, que falaram em nome do Professor PEDRO LAZARINI NETO, estão ultimando os detalhes para a reconstituição histórica do processo do CASO MMDC-32. Um júri simulado irá julgar os culpados pelas mortes de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO e ferimentos em mais 11 pessoas na tragédia da noite de 23 para 24 de maio de 1932.

Por volta das 13:30 horas estou chegando no MMDC. Nesta tarde vamos atender o TENENTE-CORONEL PM GUIMARÃES, atual comandante do 46º BPMM – IPIRANGA. Ele está acompanhado de um outro oficial superior e estudam comigo uma solenidade para 12 de dezembro naquela região. Os diplomas e currículos das personalidades apontadas pelo 2º BPChq, que irão ser agraciadas com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, em 5 de novembro já estão a caminho do Conselho de Honrarias e Mérito, por um emissário daquela Unidade. A MARINEI já registrou em livro próprio os 32 nomes escolhidos.
Como temos logo mais a entrega das medalhas do Núcleo MMDC-LESTE, permaneço até às 19 horas na Sociedade. Numa noite agradável, na Câmara Municipal, vamos encontrar muitos amigos e pessoas que irão ser homenageadas nesta noite, de acordo com o roteiro previamente estabelecido pelo TENENTE PM NATANAEL, Presidente da Diretoria Executiva do núcleo. Entre as personalidades que constam da lista abaixo, vamos encontrar o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, nosso Presidente do Conselho Deliberativo; CORONEL PM KLÉBER DANÚBIO ALENCAR FILHO, Comandante do CPA/M-12 (MOGI DAS CRUZES); CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI, JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, MARIA LÚCIA DE CAMARGO, CAMILA GIUDICE, WILLIAM MASCARENHAS, CAPITÃO PM ROBINSON CASTROPIL (Presidente do Núcleo GRANDE ABC – COMBATENTES DE 32; CAPITÃO ADRIANO COSTA E SILVA (EB), (Presidente do Núcleo IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32). Conversamos com muita gente antes do início da sessão solene. Constituída a Mesa de Trabalho, o Vereador CORONEL PM TELHADA dá oportunidade para que todos discorram sobre esse ato solene. Falo sobre a importância dos últimos núcleos da Sociedade, que foram criados e sobre o Júri Simulado do CASO “MMDC-1932” que ontem tomei conhecimento. O Professor Doutor PEDRO LAZARINI e os acadêmicos SIDNEI LOBO PEDROSO e PEDRO ALTAIR, da Faculdade DAMÁSIO chegam depois da sessão iniciada.
Procede-se a entrega das medalhas:     

SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC
“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
www.mmdcleste.com.br
Solenidade Alusiva à Comemoração dos 81 Anos do Movimento Constitucionalista de 1932.
Evento do Dia 30 de Outubro de 2013 – 19:30h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo (Palácio Anchieta)
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar
REALIZAÇÃO: SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e NÚCLEO MMDC-LESTE da Revolução Constitucionalista de 1932
MEDALHAS do MMDC LESTE:
Colar: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
Nº NOME FUNÇÃO MEDALHA
1 Exmº Dr. Gioia Perini Juiz de Direito Colar
2 Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda Dir AACD Colar
3 Cel PM Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto Diretora do C Com Soc Colar
4 Cel PM Alexandre Marcondes Terra PMs de Cristo Colar
5 Cel PM Jairo Paes de Lira MMDC Colar
6 1º Ten PM Carlos Dias Malheiro 48º BPM/M Colar
7 1º Ten PM Paulo Roberto Dário 29º BPM/I Colar
8 1º Ten PM Juliana Pinto Gonçalves 14º BPM/I Colar
9 1º Ten PM Rafael Palladino Filho ROTA Colar
10 Luciano Jacob Abdala MMDC LESTE Colar
11 Sd PM Deir de Oliveira Lima “2 de Ouro” Colar

Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
Nº NOME FUNÇÃO MEDALHA
1 Exmº Cel PM Benedito Antonio Meira Cmt Geral PMESP Esplendor S Miguel
2 Cel PM Alvaro Batista Camilo Camara Municipal SP Esplendor S Miguel
3 Cel PM Reginaldo Campos Repulho Cmdo Corpo Bombeiros Esplendor S Miguel
4 Ten Cel PM Luiz Antonio Dantas Valente Cmt do 6.BPM/M Esplendor S Miguel
5 Cap PM Robinson Castropil Cmt 3ª Cia do 6º BPM/M Esplendor S Miguel
6 Cap PM Joel Rocha Diretor Assoc PMs de Cristo Esplendor S Miguel
7 Cap PM Rodrigo Fernandes Dourado 17º BPM/M Esplendor S Miguel
8 Cap PM Jose Alberto Evaristo de Oliveira Cmt da 3ª Cia do “2 de Ouro” Esplendor S Miguel
9 Inspetor Gilson Pereira de Menezes Cmt Geral GCM Esplendor S Miguel
10 1º Ten PM João Francisco Terron 6º BPM/M Esplendor S Miguel
11 Ten Art R2 Roberto Lancellotti Zuccaro SOAMI Esplendor S Miguel
12 Dra. Maria Lucia Camargo Dir Deptº Juridico MMDC Esplendor S Miguel
13 Sub Ten PM Ronaldo de Souza Lima ROTA Esplendor S Miguel
14 2º Sgt PM Edinaldo da Silva Souza ROTA (3ª Cia) Esplendor S Miguel
15 Sd PM Jonas Vieira Gonçalves 14º BPMM Esplendor S Miguel
16 Sd PM Robério da Silva Santos 39º BPM/M Esplendor S Miguel
17 Pr. Rogério Dias da Silva Cmt Patrulha mirim Esplendor S Miguel
18 Katiane Primo Zanelatto GCM Esplendor S Miguel
19 Ester Primo Professora Esplendor S Miguel

Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
Nº NOME FUNÇÃO MEDALHA
1 Gen Ex Adhemar da Costa Machado Filho Cmdo Militar Sudeste Mérito Constitucional.
2 Dep Est Maj PM Sérgio Olimpio Gomes Ass Legisl S Paulo Mérito Constitucional.
3 Cel PM Leonardo Torres Ribeiro Cmt Policiamento Capital
4 Ten Cel PM Gilberto Hernandes Junior Cmt do 29° BPM/M Mérito Constitucional.
5 Maj PM Alexandre Marcos de Oliveira CPA/M-4 Mérito Constitucional.
6 Cap PM Renato Aurichio Coord Op Intº 29º BPM/M Mérito Constitucional.
7 Cap PM Paulo Fernando Silva Cmdo Corpo Bombeiros Mérito Constitucional.
8 Cap PM Luiz Antonio dos Santos C Com Soc Mérito Constitucional.
9 Cap PM Alípio de Lima Rios 15º BPM/M Mérito Constitucional.
10 Dr. Carlos Alberto Maciel Romagnoli Pres. MMDC Guarulhos Mérito Constitucional.
11 Camila Lourenço Giudice Presidenta da COFAM Mérito Constitucional.
12 Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva Apoio Fundação Casa Mérito Constitucional.
13 Cb PM Sidney Carlos de Abreu Pereira 17º BPM/M Mérito Constitucional.
14 Sd PM Natalia Fernanda da Silva 17º BPM/M
15 Sd PM Andrea dos Santos Goncalves 17º BPM/M Mérito Constitucional.
16 Cb PM Nildo Antunes 29º BPM/I Mérito Constitucional.
17 David Denis Lobão Assessor Imprensa Cam Ver Mérito Constitucional.
18 Sd PM Raphael Evangelista dos Santos COPOM Mérito Constitucional.
19 Sd PM Wilson José da Silva ROTA Mérito Constitucional.
20 Sd PM Oscar Araújo ROTA Mérito Constitucional.
19 Deyze Câmara dos Anjos C Com Soc Mérito Constitucional.

São também entregues medalhas do MÉRITO BANDEIRANTE RAPOSO TAVARES, da Associação Cultural dos Veteranos e Amigos do REGIMENTO RAPOSO TAVARES. Sou homenageado com a Medalha MÉRITO BANDEIRANTE RAPOSO TAVARES, pelo Presidente da ACVARRT, LUÍS VANDERLEI VITORINO CARDIM e pelo Presidente da Comissão da Outorga, VALDECIR GOMES FIGUEIRA
Vai terminar tarde essa solenidade. O CORONEL PM TELHADA determina que seu filho, que é tenente e trabalha na ROTA permita que uma viatura me leve até em casa. A VIA DUTRA está atravessando por sério problema a essas horas.
A estudante ISABELA PAVANI CASTILHO CRUZ, de 18 anos, foi baleada na cabeça, após parar o carro na Rodovia PRESIDENTE DUTRA para verificar os estragos causados por uma batida. Criminosos provocaram a trombada para fazer a abordagem. ISABELA foi para o Hospital NIPO BRASILEIRO em estado de coma.
Os investigadores suspeitam que os bandidos queriam assaltar ISABELA, mas não está descartada uma tentativa de seqüestro. ISABELA seguia com uma amiga para a faculdade, que fica em GUARULHOS. Filha de um empresário de ARUJÁ, que comercializa sucatas, a estudante dirigia um IX35 blindado. Ela teve o carro tocado por trás por um PRISMA cinza, ocupado por três homens. Quando ISABELA parou e abriu a porta, os criminosos saíram do PRISMA. Um deles encostou a arma na cabeça da jovem. O tiro veio em seguida. Os bandidos fugiram no mesmo PRISMA, sem levar nada.

O executivo japonês HIROSHI YAMAZAKI, de 59 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu ao sofrer tentativa de assalto na Rodovia FERNÃO DIAS, na zona norte. Vice-presidente da SINTO BRASIL, subsidiária no país da japonesa SINTOKOGIO, especializada em equipamentos para fundição, YAMAZAKI havia saído da sede da empresa em ATIBAIA, no interior e voltava para casa. O caso ocorreu por volta das 22 horas. O executivo dirigia a sua AUDI A-4. Sob uma passarela na altura do quilometro 84 da estrada, uma pedra atingiu o vidro do veículo. A pedrada fez o para-brisa se quebrar. Sem ser ferido, YAMAZAKI ainda conseguiu levar o carro até o acostamento. O executivo sentiu falta de ar. Uma testemunha ainda chegou a acionar o socorro da rodovia, mas YAMAZAKI morreu antes da chegada do resgate.

Ele é malandro, gosta de samba e mora no RIO. O personagem JOE CARIOCA, mais conhecido por nós como o ZÉ CARIOCA das histórias em quadrinhos, foi criado por WALT DISNEY nos anos 1940. Ele brilhou nos longa-metragens “ALÔ AMIGOS” e “VOCÊ JÁ FOI À BAHIA?”. Passada a fase cinematográfica, o personagem foi abrasileirado com sua transição para as HQs. Foram nelas que o JOE virou ZÉ, principalmente por meio das mãos de seu maior artista: RENATO CANINI. Foi pelo trabalho desse gaúcho que o ZÉ virou um carioca de verdade, a partir do começo dos anos 1970, com histórias sobre malandragem, favelas, sambas, futebol, fuga dos cobradores, a identidade secreta de MORCEGO VERDE e a enrolação para cima da namorada. “Apesar dessa história toda, eu jamais conheci o RIO DE JANEIRO”, contava CANINI. O ilustrador colaborou com diversas publicações entre elas as revistas “CACIQUE”, “PANCADA”, “PATOTA” e “MAD”. Também ilustrou mais de 50 livros infantis, incluindo obras de ÉRICO VERÍSSIMO. CANINI morreu hoje, 30 de outubro, depois de sofrer um mal súbito. Natural de PARAÍ (RIO GRANDE DO SUL), o desenhista nasceu em fevereiro de 1936 e morava em PELOTAS. 

Na base da raça, o SÃO PAULO bateu o ATLÉTICO NACIONAL, de MEDELLÍN por 3 a 2, hoje, no MORUMBI. Com o triunfo, o TRICOLOR jogará coma vantagem do empate na próxima quarta-feira, na COLÔMBIA, para garantir uma vaga na semifinal da SUL-AMERICANA. Antes disso, porém, a equipe entrará em campo, no sábado, para encarar a PORTUGUESA, no MORUMBI, pelo Campeonato Brasileiro. 

A Comissão de Justiça da Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do vereador CONTE LOPES, que proíbe o uso de máscaras e capuzes nas manifestações. Pelo texto, quem esconder o rosto durante protestos vai ser conduzido à delegacia para averiguação. Para o parlamentar, a idéia é “impedir o caos que está acontecendo agora”. Em outra medida para conter o grupo BLACK BLOC, que prega a destruição de equipamentos e prédios públicos e privados durante as manifestações, o Legislativo paulista foi cercado, hoje, por grades. Os vidros da Casa também vão ser trocados por outros mais resistentes, blindados, ao custo de 1,29 milhão de reais.

O TENENTE-CORONEL PM JOSÉ DIRCEU PEREIRA (ESPÍRITO SANTO), foi afastado, hoje, de suas funções. DIRCEU trabalhava como assessor jurídico do comandante-geral CORONEL PM EDMILSON DOS SANTOS, e foi flagrado em vídeo furando uma blitz da Lei Seca em VITÓRIA. DIRCEU anunciou que era tenente-coronel e tentou ir embora dirigindo o carro. Após se negar a passar pela fiscalização, o oficial ainda foi ao Ministério Público do ESPÍRITO SANTO e denunciou os policiais que fizeram a abordagem, argumentando que foi humilhado. Um inquérito foi aberto contra ele.

Os quatro franceses libertado após três anos como reféns no NIGER chegaram hoje ao Aeroporto Militar de VILLACOUBLAY, perto de PARIS, em um avião do governo. THIERRY DOL, DANIEL LARRIBE, PIERRE LEGRAND e MARC FÉRET foram recebidos por parentes e pelo presidente FRANÇOIS HOLLANDE. Seqüestrados em 2010 por homens ligados à AL-QUAEDA, foram libertados na terça-feira. O governo francês negou que tenha pago resgate, mas fontes anônimas disseram que houve pagamento.

Corpos de 87 imigrantes foram encontrados hoje no deserto da NIGÉRIA, a cerca de dez quilômetros da fronteira com a ARGÉLIA, de acordo com uma fonte militar nigeriana. As 87 vítimas – sete homens, 32 mulheres e 48 crianças – se somam às cinco mulheres encontradas na última segunda-feira. Todos faziam parte de um grupo de imigrantes que havia iniciado no final de setembro uma viagem para a ARGÉLIA. Eles morreram no início de outubro.

A CHINA informou, hoje, a detenção de cinco supostos militantes islâmicos após um veículo ter batido contra uma multidão na PRAÇA DA PAZ CELESTIAL, em PEQUIM, matando cinco pessoas e ferindo outras 38. De acordo com a mídia estatal, foi a primeira vez que a polícia descreveu o incidente como ataque terrorista. O veículo atropelou pedestres e pegou fogo na praça na segunda-feira, dia 28.  
 
30 DE OUTUBRO DE 2014    :    -    QUINTA-FEIRA
Teremos intensa atividade nesta data. Está marcada reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões para o estudo do manifesto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com respeito a essa onda de Movimento Separatista que começou no último domingo. Na noite, na Câmara Municipal, haverá entrega de medalhas, capitaneada pelo Presidente do Núcleo MMDC-LESTE, 1º TENENTE PM NATANAEL. Mas também acontecerá na mesma Câmara Municipal a entrega do título de CIDADÃO PAULISTANO e da MEDALHA ANCHIETA ao nosso companheiro de Escola de Oficiais  CORONEL PM NILSON GIRALDI. 

Numa data em que novamente a temperatura sobe, 30º C na PRAÇA DA SÉ, vamos cuidar, no MMDC, da reunião das 15 horas. MARINEI colocou a tela da televisão em condições de mostrar os links alusivos ao MOVIMENTO SÃO PAULO INDEPENDENTE. Aos poucos vão chegando os nossos convidados. A primeira é a ORÍTEA ABREU SERAFIM (P5 DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA). Comparecem: CAPITÃO PM JOÃO FRANCISCO TERRON (Presidente do Núcleo MMDC-GRANDE ABC "COMBATENTES DE 32"; 1º TENENTE PM FERNANDO DE MEDEIROS VASCONCELOS (FUTURO NÚCLEO DO REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA "9 DE JULHO"); TENENTE-CORONEL PM ALUYSIO GAMA BAÍA (acompanhado de sua esposa CABO PM ÉRIKA e sua filha); THIAGO MARTINS BARBOSA BUENO (Secretário Geral dos Escoteiros de São Paulo); ANTÔNIO LÍVIO ABRAÇOS JORGE (Comandante do Exército Constitucionalista e Diretor-Presidente da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DE BRASIL - SEÇÃO SÃO PAULO^); CARLOS R. VENÂNCIO; JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR (Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO); FERNANDO MORENO (Consultor de Segurança); Desembargador JOSÉ HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER JÚNIOR); CABO PM ADRIANA DE LIMA OLIVEIRA (representando o presidente do Núcleo MMDC "GERALDO FARIA MARCONDES", de ITAPECERICA DA SERRA); TENENTE CORONEL PM WÁLTER CASTRO GARCIA (Presidente do Núcleo MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO" e CORONEL PM NILSON CARLETTI (Presidente do Núcleo MMDC "GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO", da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS.
Mostrados os links do infeliz Movimento SÃO PAULO INDEPENDENTE, principalmente os símbolos da Revolução Constitucionalista de 1932, passamos a discutir esse assunto polêmico, mas a Sociedade está coesa nesse ponto. Tão logo encerramos a reunião, redigimos o MANIFESTO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC AO POVO BRASILEIRO. MARINEI coloca o manifesto no site e manda para todos os nossos associados e amigos.
MANIFESTO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC AO POVO BRASILEIRO
No calor da emoção do domingo, 26 de outubro de 2014, logo após o anúncio do resultado das eleições, as redes sociais publicavam a divisão do Brasil em cores azul (onde o candidato AÉCIO foi vitorioso) e em vermelho (e rosa), Estados em que venceu a candidata à reeleição. Surge então um Movimento Separatista, que, imprudentemente faz conotação com a Revolução Constitucionalista de 1932.
Nossos associados passaram a questionar essa conotação e a Sociedade Veteranos de 32-MMDC viu-se na obrigação de reunir, em caráter extraordinário, os diretores da Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões. Outros associados, interessados no problema surgido, fizeram questão de participar da reunião.
Em que pese o boato de separatismo que correu maldosamente em 1932, nenhum documento referente à pretensa separação foi encontrado; de nenhuma reunião conspiratória para esse fim se tem notícia. O que existiu foram os folhetos mentirosos lançados pela ditadura VARGAS, nos campos de batalha, na cidade de São Paulo e outras cidades e regiões do Brasil a fora. A difamação, boca a boca, em boletins militares, em conclamações radiofônicas foi uma realidade e surtiu seu efeito contra o MMDC.
O Movimento Constitucionalista de 1932 nunca foi separatista. Nossos escudos, bandeiras, hinos, nossa propaganda radiofônica, nossos cartazes, nossas conclamações cívicas, não trazem nem mesmo insinuações. Não há narrações de César Ladeira, conclamações do tribuno da revolução Ibrahim Nobre, versos de Guilherme de Almeida que fale de separação. A bandeira de São Paulo é a única que traz presente o mapa do Brasil.
O lema PRO BRASILIA FIANT EXIMIA era propalado em 1932, como esta Sociedade apresenta, nos tempos atuais, em seus impressos "SÃO PAULO FORTE, POR UM BRASIL UNIDO".
Por unanimidade, nossos diretores da Executiva, nossos Presidentes de Núcleos e Comissões e vários outros associados que se fizeram, espontaneamente, presentes à reunião, repudiaram a conotação feita pelo pretenso Movimento Separatista, já mencionado, usando indevidamente símbolos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Deixemos em paz os nossos heróis de 32! Eles merecem todo o nosso respeito pelo muito  que fizeram pela Nação. Não é agora, 82 anos depois, que pessoas desavisadas usem o episódio redentorista de 1932 para propagar uma pretensa separação do Brasil!

CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
O 1º TENENTE PM FERNANDO DE MEDEIROS VASCONCELOS, do R POL MONT "9 DE JULHO", traz a biografia do CORONEL PM ARLINDO DE OLIVEIRA e declaramos criado o Núcleo MMDC "CORONEL PM ARLINDO DE OLIVEIRA", cujo presidente é o Cmt do Regimento, atualmente o TENENTE-CORONEL PM SARDILLI.
http://www.aspirantes85.info/asp85info/wp-content/uploads/2011/06/Coronel-Arlindo-de-Oliveira.jpg












ESCRITO POR CAPITÃO ANILTO EM 1 DE JUNHO DE 2011
Natural de Franca, o Coronel PM Arlindo de Oliveira teve uma notável folha de serviços prestada a São Paulo e à Nação. Tendo assentado praça na Força Pública a 12 de dezembro de 1911, foi promovido a 2º Ten. em 1916, quando foi Aluno da Missão Militar Francesa; l º Ten. em 1924, Capitão em 1927, Major em 1930, Ten. Cel. em 1933 e Coronel em 1934.
Comandou o regimento de Cavalaria da Força Pública de 32 a 34, quando assumiu o Comando Geral da Milícia sob o Governo de Armando de Salles Oliveira. Foi Chefe da Inspetoria da Força Pública e Juiz do Superior Tribunal Militar da Força Pública, ali permanecendo até 18 de março de 1940, quando passou para a reserva.
Foi condecorado com a Ordem de Leopoldo II da Bélgica e com a Medalha do Mérito. Já em 1922 participou ativamente da conspiração que o levou ao Forte de Copacabana. Teve participação intensa na Revolução de 1924 quando desenvolveu importante atuação na tomada de São Paulo pelos revolucionários, nos combates com as forças adversárias que se seguiram, e no comando da retaguarda cobrindo a retirada dos companheiros quando estes decidiram abandonar a capital paulista para evitar o morticínio da população.
Em 1930 participou da revolução, retornando depois de alguns anos de exílio às fileiras da Força Pública com a patente de Major.
Entretanto, sua participação Militar mais importante como revolucionário ocorreu em 1932. Tendo participado ativamente da preparação da revolução, o Tenente Coronel Arlindo de Oliveira, depois de uma breve passagem pela praça de Santos, foi enviado, após o trágico desaparecimento do Coronel Júlio Marcondes Salgado, para Itapetininga na coluna de revolucionários Paulistas, que ali se encontrava em situação desesperadora.
Foi aí que o Coronel Arlindo de Oliveira a oportunidade de demonstrar seus profundos conhecimentos de tática e estratégia, aliados à sua coragem pessoal, onde conseguiu fazer com que as forças constitucionalistas, em inferioridade numérica, mal equipada e mal armada, parasse com o avanço da coluna adversária, e ainda desfechasse uma contra-ofensiva. Foi ferido duas vezes na Revolução de 32, na mão e na cabeça, antes de ser aprisionado pelos governamentais.
Seu valor e coragem foram reconhecidos posteriormente quando foi designado para assumir o Comando do Regimento de Cavalaria, e ainda, para assumir o Comando Geral da Força Pública.
(Artigo enviado pelo Major Ronaldo de Oliveira, Aspirante 85 e sobrinho-neto do Coronel Arlindo de Oliveira)

Por volta das 17 horas nossos amigos estão deixando a Sociedade, mas eu ainda fico porque devo ir logo em seguida para a Câmara Municipal. MAURO comparece por volta das 18 horas. Conta que nesta semana termina o seu aprendizado na Caixa Econômica. Na segunda-feira apresentar-se-á à agência da SÃO JOAQUIM, na LIBERDADE, onde irá trabalhar.
Às 19 horas desço a MARIA PAULA para ir à Câmara Municipal. No salão do 1º andar estão se reunindo os que irão participar da sessão solene proposta pelo vereador CORONEL PM ALVARO BATISTA CAMLO da concessão do título Paulistano e da Medalha ANCHIETA ao nosso companheiro de turma, CORONEL PM NILSON GIRALDI.
Como também temos a sessão solene da entrega das honrarias de nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32", uma propositura do vereador CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA, me dirijo ao 8º andar, onde encontro os homenageados, parentes e amigos, que serão condecorados. A sessão solene é aberta pelo vereador CORONEL PM TELHADA. O 1º TENENTE PM NATANAEL, presidente do Núcleo MMDC-LESTE, é o orador:
MMDCSIMBOLO“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Evento do Dia 30 de OUTUBRO de 2014 – 19:30h
Local: Câmara Municipal de São Paulo
 
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao “Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 





Evento de Valorização de Dignitários
Organização: MMDC Leste e Equipe
Lista GERAL de entregas de Todas as Medalhas:


Medalha: “COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Eliane Nikoluk Scachetti
Cmt do CPI/1
2
Cel PM Nilson Carletti
Pres Nucleo MMDC ESSd
3
Vereador Thales Gabriel Fonseca
Pres Camara Mun Cruzeiro
4
Ten Cel PM Valter Padulla
CSM/AM
5
Ten Cel PM Helcio da Silva Vieira
Cmt do 23.BPM/I
6
Ana Angela Palermo
Pres PAULISERV
7
Eduardo Soares Gasparete
Dir Formula Construtora
8
Rodrigo S B Song
Dir. DIGITRON
9
Dr. José Roberto Oliveira da Silva
Empresário / Cônsul ABFIP ONU
10
Dr. Antonio Cardoso Filho
Empresário / Cônsul ABFIP ONU

Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Maj PM Adriana Ribeiro Rocha de Oliveira
29.BPM/I
2
Cap PM Rogerio Prada Pratarotti
49º BPM/I
3
Cap PM Cláudio Yuri Chaves da Silva
23.BPM/I
4
Luciana dos Santos Vilela
vice-pres Nucleo MMDC Cruzeiro
5
Tiago Pegau
Pres Nucleo MMDC Osasco
6
1º Ten PM Claudio Demarques Cruz

7
1º Ten PM Pedro Campos de Carvalho Luiz
44º BPM/M – P/5
8
Sub Ten PM Lucio Marcos Justino
29.BPM/I EM
9
1º Sgt PM Canuto das Neves de Miranda
29.BPM/I
10
Cb PM Augusto Baptista de Souza
Eq FT do 29º BPM/M
11
Renê Roldan
indicado Dna Adenéia



Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha
Camara Mun Cruzeiro
2
Cap PM Christiano Monteiro Cardoso
CPA/M-4
3
Cap PM Fernando Barbosa Nobrega
44º BPM/M - Cmt da FT
4
Sr. José D’Amico Bauab
sede do MMDC
5
1º Ten PM Robson Monteiro de Meneses
44º BPM/M - CFT
6
1º Ten PM Fernando Takeo Moitinho
P2 – 39º BPM/M
7
1º Ten Méd PM Bernardo Fontes Garcia
CPA/M-9 indicado Cel Tamashiro
8
1° Ten PM PM Gerson Aparecido da Silva
Cmt Eq FT do 29º BPM/M
9
1º Ten PM Daniel Inglez Guerreiro
DFP
10
Cb PM Nairan Ricard Oliveira Santos
Eq FT do 29º BPM/M

Medalha: “HERÓIS DE 32
NOME
FUNÇÃO
1
1° Ten PM Luan Guerreiro Pereira
Cmt Eq FT do 29º BPM/M
2
Cb PM Laélcio Alves Neto
Eq FT do 29º BPM/M
3
Sd PM Luiz Carlos Cozzolino Gorato
Eq FT do 29º BPM/M
4
1 Sgt PM Mauricio Severino de Souza
Cmt Eq de Rota 91485
5
Cb PM  Erick ZandreSierra de Paula
Eq de Rota
6
Sd PM  Guilherme Santos Vilalva
Eq de Rota
7
Sd PM  Rogerio de Mattos
Eq de Rota
8
2º Sgt PM Taylor Reche Garcia
Cmt Eq de Rota 91481
9
Cb PM Edson Rafael
Eq de Rota
10
Cb PM Jose Augusto de Souza Paulo
Eq de Rota
11
Sd PM Aysler Guilherme Abelar
Eq de Rota
12
Cb PM Sonia Regina de Oliveira de Almeida
RP 190 – 39º BPM/M – M-39110
13
Sd PM Mauro José Rocha Carvalho
RP 190 – 39º BPM/M
14
Ten Cel PM Redcliff Sierra dos Santos
Cmt do 44º BPM/M
15
Ten Cel PM Yoshiyasu Jose Alberto Tamashiro
Ch do CAS
16
1º Ten PM Maria Rita de Cascia Santos
CAS
17
1º Ten PM Paulo Roberto Dario
29º BPM/I
18
1º Ten PM Derio Nunes de Almeida
44º BPM/M
19
1º Sgt PM José Ferreira
Mantenedor ITA
20
Cb PM Silas Bittencourt Martins
19º BPM/M


MEDALHA CINQUENTENÁRIO
1
Sr. Genivaldo Barbosa da Silva

2
Sr. Luca Pasquali Freitas

3
Sra. Alba Medardoni
Presidente Associação Amigos do Mirante do Jd. São Paulo
4
Sra. Izilda Alves

5
1º Sgt PM Rodrigo Manzzoni de Oliveira

6
1º Sgt PM Cláudio Vieira de Melo

7
Subten PM Nelson Pereira da Silva

8
Sd PM Eduardo Viana Gasques

9
Sr. André Luís Prearo

10
Sr. Antonio de Barros Mello Neves

11
Sgt PM Rodrigo Mazzoni de Oliveira

12
Cap PM André Luiz Menezes

13
Cap PM Fábio Ernesto Tasso

14
Dr. Adalberto Denser de Sá Junior
Promotor de Justiça - 4ª Auditoria da Justiça Militar - SP
15
Sd PM Ronaldo de Lima
14º BPM/M
16
Cb PM Rafael Siqueira
10º BPM/M

MEDALHA JUBILEU DE PRATA
1
Ten Cel PM Gilson Paulo Saltorato

2
Cap PM Carlos Alberto Mattiuzzo

3
Cap PM Marcelo Tasso

4
Cap PM Marcos Lazaro Abadio Florêncio

5
Cap PM José Cassini de Oliveira

6
Cap PM Eduardo Carlos Farias dos Santos

7
Ten PM Rafael Palladino Filho
1º BP Choque - ROTA

MEDALHA OFICIAL DA PAZ
1
Comendador Roberto Twiaschor
Associação Cultural Carlos Gomes
MEDALHA GRAU CAVALEIRO
1
Dr. Umberto Luiz Borges D'urso

2
Cap PM Newton Koba Kage

3
Dr. Flavio Ricardo Twiaschor
Empresário
MEDALHA AVEPME - ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DA POLÍCIA MILITAR ESPANHOLA
1
Cap PM Rubens Alves Pereira

MEDALHA MARECHAL CASTELO BRANCO
1
2º Sgt PM Taylor Reche Garcia

MEDALHA ABRAMMIL - GRAU CAVALEIRO
1
Cap PM Rodrigo Paim de Carvalho

MEDALHA COLAR CRUZ DE HONRA MMDC IBIRAPUERA
1
Sr. Marcos Vinicius Polloni
Empresário / Cônsul ABFIP ONU
MEDALHA CINQUENTENÁRIO DO 7º BPM/M
1
Dra. Perize Chufan
Empresária / Consulesa ABFIP ONU
2
Comendador João Juvenal de Souza Mello
Empresário / Cônsul ABFIP ONU
MEDALHA COLAR DE HONRA CONSTITUCIONALISTA MMDC LESTE
1
Dr. José Roberto Oliveira da Silva
Empresário / Cônsul ABFIP ONU
2
Dr. Antonio Cardoso Filho
Empresário / Cônsul ABFIP ONU
MEDALHA OLAVO BILAC
1
Ten Cel PM Walter Castro Garcia

Já quase no final da entrega das honrarias me dirijo ao 1º andar e assisto parte da solenidade da entrega de cidadão paulistano ao CORONEL PM NILSON GIRALDI. Estão presentes sua esposa Dona IVONE, Sua filha NILVA e sua neta ISADORA.  O grande mérito de nosso companheiro da ESCOLA DE OFICIAIS é o MÉTODO GIRALDI, conhecimento no mundo todo. No final da cerimônia cumprimentados o nosso colega. Também está presente o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, também da turma "JOSÉ BONIFÁCIO", ASPIRANTES DE 7 DE SETEMBRO DE 1963.  
DISCURSO DO CEL GIRALDI QUANDO DA CONCESSÃO, AO MESMO, DO TÍTULO DE “CIDADÃO PAULISTANO” NO DIA 30OUT14 – (Registrado)

         Excelentíssimas autoridades já mencionadas;
         Excelentíssimos convidados;
         Excelentíssimos policiais;
         Demais pessoas presentes:

Agradeço primeiro a Deus, pela força e coragem que me deu para levar adiante, mesmo frente às dificuldades e obstáculos encontrados, projeto extraordinariamente complexo que visava a mudança de cultura de quase 100 mil homens e mulheres da Polícia Militar do Estado de São Paulo, posteriormente expandido para outras polícias, em benefício da sociedade e do policial; 
         Agradeço à Câmara Municipal de São Paulo, em especial ao Coronel Vereador Álvaro Batista Camilo, agora Deputado Estadual, meu eterno Comandante, pelo reconhecimento do nosso trabalho e pela concessão de tão honroso título.
Agradeço também aos seus três fiéis companheiros de luta com os quais forma a base de sustentação do seu trabalho: Cel Antão, Cel Gianoni, e Cel Arruda, pessoas extraordinárias que deixaram história na História da nossa Instituição Policial, e agora estão deixando história na História da Política Brasileira.
         Agradeço à minha Família, pois esse trabalho teve e continua tendo início dentro do meu lar, continua na ponta da linha, e volta para dentro do meu lar.
Toda ela também está envolvida nesse trabalho, incluindo, e principalmente, minha esposa Ivone, a quem, carinhosamente, chamo de Tigresa; minha filha Nilva, e minha neta Isadora; todas aqui presentes.   Por favor, levantem-se. Uma salva de palmas para elas. 
Mesmo prejudicada com minhas constantes ausências minha Família me deu, e me dá, todo o apoio e o incentivo que necessito para cumprir minhas missões. 
Já são 17 anos de um trabalho ininterrupto, de uma “aposentadoria” que foi cassada nem bem começou.
Minha Família, extremamente pacienciosa para comigo, é fonte da minha inspiração, sustentáculo e incentivadora da minha fé, luz do meu caminho, equilíbrio das minhas ações; sem ela nada disso existiria.
         Agradeço a todos que apoiaram, apóiam, e dão condições para o treinamento e aplicação desse trabalho, cuja finalidade é servir e proteger a sociedade e o policial.
         Em nome do Cel Carlos Alberto de Camargo, ex Cmt G, que determinou a implantação do “Método Giraldi” na PMESP, cumprimento a todos;
         Agradeço a todos os professores do “Método Giraldi” que, com enormes sacrifícios, vencendo todos os obstáculos, grande desenvoltura, profissionalismo, altíssima responsabilidade, dedicação, nos horários de serviço ou de folga, de forma gratuita e depreendida, se lançaram à luta em benefício dos seus companheiros, da PMESP, da sociedade, da vida e da dignidade da pessoa humana, e cujo lema sempre foi e é: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”;
         Solicito aos professores do “Método Giraldi” que se levantem.
         Por favor repitam comigo, alto e em bom som, a nossa frase: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.
         Uma salva de palmas para esses heróis.
         Por favor, podem sentar.

         Vamos falar, agora, um pouquinho de Segurança Pública:
         Por falta de uma Segurança Pública à altura das suas necessidades o Brasil é o país mais violento do mundo.
         Afinal, que é Segurança Pública?
         Segurança Pública é tudo aquilo que o Estado faz ou manda fazer para dar segurança ao cidadão.
         E quem é responsável pela Segurança Pública?
         Muitos são responsáveis.
         Segurança Pública é como um time de futebol: o time da Segurança Pública.
O time da Segurança Pública é constituído por mais de 50 jogadores; cada um com suas missões; todos transversalizados; responsabilidades compartilhadas, e dependentes uns dos outros.  A polícia é um desses jogadores.
Portanto, “a polícia não é a Segurança Pública” como muitos imaginam, mas integra a Segurança Pública. E “a Segurança Pública não é a polícia” como outros imaginam, mas é também por ela integrada.
E por que a polícia, principalmente a uniformizada, é tão cobrada como se fosse a única responsável pela Segurança Pública?
Porque é o único jogador que trabalha no meio do povo, visto pelo povo, 24 horas por dia, todos os dias do ano, ao qual 100% desse povo tem acesso, inclusive em domicílio.
E qual é a posição da polícia nesse time?
É o goleiro; a última barreira!
Pode um time jogar só com o goleiro?
E quais seriam os outros jogadores do time da Segurança Pública?
Vamos citar, rapidamente, apenas alguns, pois o tempo é escasso:
. Combate às causas da violência: é um dos jogadores;
     E quais são as causas da violência?
     Nenhuma criança nasce violenta ou criminosa; é o meio em que vive e a forma como é tratada que a transforma;
     Assim:
     Toda criança que sofrer violência ou presenciar violência, se no futuro tiver estímulos será uma profissional da violência.
     E onde a criança sofre violência ou presencia violência na quase totalidade das vezes?
     Dentro dos próprios lares.
     Provocadas por quem?
     Pelos próprios pais.
     Assim podemos afirmar que boa parte dos lares brasileiros se tornou fábricas de violentos; e boa parte dos pais artífices dessa violência.
     Portanto, a polícia não atua nas causas da violência, mas nas suas conseqüências, isto é, enxuga o chão com as torneiras abertas.
     E quais seriam as vacinas contra a violência?
     “Amor e educação” para com as crianças.
     Como se ama? Como se educa?
     As respostas estão em um dos capítulos do “Método Giraldi” direcionado aos policiais, mas que serve a todas as pessoas.
     . A maior alegria de um filho é ver seus pais se amando;
     . A maior tristeza de um filho é ver seus pais brigando.
     No entanto:
     . Os casais brasileiros são os que mais brigam no mundo;
     . A criança brasileira é a que mais apanha no mundo;
     . A criança brasileira é a mais estressada do mundo;
     . E o Brasil é o país mais violento do mundo;
     . Uma simples constatação de causas e efeitos.
     E quais seriam as vacinas para que isso não mais ocorresse?
     “Harmonia conjugal” que também é um dos capítulos do “Método Giraldi” direcionado aos policiais, mas que serve para todas as pessoas.
     Lembro que: A família é a célula mater da sociedade. Famílias doentes geram uma sociedade doente, e nenhuma polícia do mundo consegue curar uma sociedade doente.
     Lembro também que o Brasil dobrou sua população nos últimos 30 anos. Que a mulher analfabeta brasileira tem, em média, 7 filhos, normalmente de vários pais, e a mulher instruída 1.2.  E isso é um fato complicador.
. Investimentos sociais e educacionais: é outro jogador
     Segurança Pública é muito mais problema social educacional, do que policial penal.
     Só se torna policial penal quando o social e o educacional falham
. Álcool:
     22% da população brasileira é alcoólatra, isso é, consomem álcool em excesso.
     Álcool e violência caminham de mãos dadas.

. Punidade:
     No nosso País apenas 1% dos autores de homicídios, estupros, roubos e outros crimes cumpre pena, e isso é um temendo estímulo à violência e à criminalidade.
. Reincidência criminal:
     A do Brasil é a mais elevada do mundo, pois a falta de punidade estimula a repetição do crime.
. Consumo de drogas alimentando o crime organizado:
     Nossas fronteiras, portos e aeroportos são entradas fáceis para as drogas. Polícias estaduais não atuam nesses setores.
. Número suficiente de magistrados:
     Média do mundo: 1 magistrado para cada 8.000 pessoas;
     Média do Brasil: 1 magistrado para cada 28.000 pessoas;
     Milhões de processos mofam nas prateleiras dos tribunais brasileiros.
E muitos outros jogadores.
A polícia, sozinha, não vai a lugar algum.
Pode um time jogar apenas com o goleiro?
. Consequências da inexistência de uma Segurança Pública a altura das necessidades da sociedade:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde a profissão do policial é a segunda mais perigosa do mundo, e, no Brasil, é a mais perigosa.
A cada 12 horas um policial brasileiro é assassinado, fora os que vão terminar seus dias numa cadeira de rodas ou amparados por um par de muletas. Isso não ocorre em nenhuma outra parte do mundo.
O número de civis assassinados no Brasil está em torno de 28 para cada grupo de100 mil pessoas por ano. É um dos mais altos do mundo, se não, o maior.
O número de policiais assassinados no Brasil está em torno de 750 para cada grupo de 100 mil policiais por ano, isto é, 27 vezes mais do que cidadãos civis. Record negativo absoluto em todo o mundo.
Só no Rio de Janeiro, este ano, já foram 230 policiais militares assassinados; e o efetivo da PM de lá não chega à metade da PMESP.
Em 1999, sem o “Método Giraldi”, foram assassinados, no Estado de São Paulo, 318 policiais militares.
Previsão da época: A continuar a curva ascendente em que se encontrava a previsão era a de que, dez anos depois, isto é, em 2009, seriam assassinados em torno de 450.
Deu-se início à implantação intensiva do “Método Giraldi”, e a previsão para 2009 não se confirmou; ao invés dos 450 previstos foram 12 os policiais militares assassinados; nenhum havia aprendido o “Método”.
Informo que a PMERJ, embora mostre desejo, ainda não aplica o “Método Gialdi”.
. Policial, cuidado!
     Não acreditando mais no Estado, na Justiça, e nos outros jogadores do time da Segurança Pública, em torno de 70% da população estimula o policial a matar, e, em torno de 60% estimula o policial a praticar tortura contra pessoas suspeitas, desde que não sejam parentes seus.
Não se deixe contaminar! Na hora do seu julgamento você estará sozinho no banco dos réus, e quem o estimulou a matar estará em casa, tranqüilo; nem testemunha sua aceitará ser.
Agora um pouquinho do “Método Giraldi”:
O “Método Giraldi” não é uma simples instrução de tiro, mas uma doutrina da atuação da polícia e do policial com a finalidade de servir e proteger a sociedade e o policial.
Não esquecer que a Polícia Militar é uma empresa de prestação de serviços; seus clientes são os integrantes da sociedade, os quais têm que ser tratados com respeito e educação. Para o agressor, a Lei!
Finalidade do “TDPV-Método Giraldi”®:
. Ensinar o policial a servir e proteger a sociedade e a si próprio.
. Ensinar o policial a regressar, íntegro, ao seio da sua família após uma jornada de trabalho, e não para o necrotério, para uma cadeira de rodas, ou para a prisão;
. Ensinar o policial a preservar a sua vida e a sua liberdade;
No “Método Giraldi”:
. Violência, nunca!
. Tortura, jamais!
. Força, a necessária;
. Total respeito aos Direitos Humanos;
. Total respeito às Leis!
A sociedade quer uma polícia forte, mas não arbitrária.     
Qual a base de sustentação do “Método”?
Todo o “Método Giraldi” tem como base de sustentação as neurociências, portanto, é científico.
Eficiência do “Método Giraldi” quando colocado em prática:
. Reduz em 100% a morte de pessoas inocentes provocada por policiais em serviço;
. Reduz em 100% a perda da liberdade do policial em virtude do uso incorreto da sua arma de fogo;
. Reduz em mais de 96% a morte de policiais em serviço; os outros quase 4% são as fatalidades, impossíveis de ser evitadas (são as execuções; o policial não tema mínima chance de se defender).
E como é o professor do “Método Giraldi”?
. É exemplo, modelo e referência para seus alunos;
. Trata seus alunos com dignidade, respeito e educação;
As pessoas tendem a agir da mesma forma como são tratadas. Trate bem o policial que ele tratará bem a sociedade. Trate mal o policial que ele tratará mal a sociedade.
 Professores imbecis geram policiais imbecis que, por sua vez gerarão uma polícia imbecil. Professores respeitosos, como os do “Método Giraldi”, geram policiais respeitosos que, por sua vez gerarão uma polícia respeitosa.
O “Método” tem aprovação nacional e internacional?
. Sim! ONU, CICV, Polícia Comunitária Internacional, Direitos Humanos, polícias nacionais e internacionais que dele tomam conhecimento, e outros.
Integrantes seus divulgam, recomendam e ensinam o “Método Giraldi” internacionalmente, inclusive em língua inglesa.
Ainda agora, com patrocínio do CICV, está sendo ministrado mais um curso seu, no Equador, para policiais da América Latina. E lá estão professores do “Método Giraldi” da PMESP.
Transversalidade:
Por iniciativa, metodologia e patrocínio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, através de equipe de especialistas internacionais por ela designada, o “Método Giraldi” foi oficialmente transversalizado com os princípios da Carta da ONU para o assunto; com os Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário, com as Sete Normas Internacionais para Defesa do Cidadão; com os Direitos Humanos; e outros, tendo sido integralmente aprovado por estar totalmente de acordo com seus conteúdos, normas e determinações.
Único método do mundo a merecer tamanha consideração.
O “Método” foi elaborado com fins lucrativos?
Não! Ele é totalmente gratuito, inclusive o trabalho do seu autor. Visa colaborar com as polícias, com os policiais e com a sociedade. Está à disposição de todas as polícias de forma gratuita.
O Policial que aprende o “Método Giraldi” não erra mais nas ruas?
Pode acontecer de errar.
Vamos lembrar que no Brasil morrem em torno de 50 mil pessoas por ano, vítimas de acidentes de trânsito provocados por motoristas devidamente habilitados.
Capítulo especial do “Método”:
. “Investimento e Valorização do Capital Humano do Policial”:
Finalidade: Ensinar o policial a estar de bem com a vida, e assim poder servir e proteger a sociedade, e a si próprio, de forma mais eficiente e correta;
Ter paz! Equilíbrio. Saber administrar os conflitos da vida.
Finalizando:
“Sou um só; mesmo assim sou um. Não posso fazer tudo que quero, mas posso fazer alguma coisa, e por não poder fazer tudo que quero não deixarei de fazer o pouco que eu que posso”.
Muito obrigado a todos.
Deus os abençoe; abençoe também suas Famílias e trabalho.
Giraldi

JEFFERSON BIAJONE, PRESIDENTE NO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA DE ITAPETININGA E COORDENADOR DOS  NC, TOMOU CONHECIMENTO DO MANIFESTO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC E MANDA PARA OS DEMAIS NÚCLEOS PARA PUBLICAÇÃO.
para MMDC, ANA, anderlas, Antonio, bazzovj, Charlie, Edson, Eduardo, EGYDIO, Guilherme, Guιlhєrмє, jf.aguiar, malusim53, marcio, mim, Neusa, rovina, silviozuin, Tiago, Afrânio, Edmundo, a.cezar08, Carlos, Major
Prezado Cel Ventura e demais amigos presidentes e presidentas de NC
Ciente do manifesto exarado pela presidência de nossa Sociedade ao Povo Brasileiro. Farei publicá-lo no portal do 1° NC na primeirissima oportunidade.
Sugiro aos demais camaradas presidentes e presidentas de NC que deliberem sobre igual medida, porquanto os NCs são extensão de nossa Sociedade, todos irmanados pelo ideal da Constituição, da Liberdade e da Democracia que significa e justifica o voluntariado que dedicamos à esta entidade, a mesma que fundada foi por uma São Paulo grande dentro de um Brasil maior na imorredoura divisa PRO BRASILIA FIANT EXIMIA! 
Enorme abraço e no contato, vosso IA
Biajone
Out 30, 2014

  Sobre MANIFESTO DA SOCIEDADE MMDC AO POVO BRASILEIRO

Entrada
x
JBiajone
Prezado Cel Ventura e demais amigos presidentes e presidentas de NC Ciente do...
16:49 (Há 7 horas)

Anderson Luiz Alves dos Santos

21:11 (Há 2 horas)
para JBiajone, MMDC, ANA, Antonio, bazzovj, Charlie, Edson, Eduardo, EGYDIO, Guilherme, Guιlhєrмє, jf.aguiar, malusim53, marcio, mim, Neusa, rovina, silviozuin, Tiago, Afrânio, Edmundo, a.cezar08, Carlos, Major
Parabéns ao Cel Ventura pela iniciativa postura sobre o que foi divulgado sobre atos separatistas...e tb pela excelente idéia do nosso amigo Biajone em publicar nos portais dos NCs. Com certeza repercutirá positivamente mostrando verdadeiramente os nossos ideais, compromisso com o movimento e com o Povo Brasileiro.
Creio também  que seria interessante as pessoas que possuem facebook divulgassem  o manifesto exarado pela presidência . o que vcs acham?
Um forte abs e um excelente final de semana!!
Anderson Luiz
NC Cruzeiro

Em 30 de outubro de 2014 16:49,  Prezados, Cel. Mario, Prof. Biajone, IA e demais.
Saudações Cordiais
Publiquei o Manifesto no Blog e o link do blog na página do FACE.
Atenciosamente
 Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Presidente do Núcleo de Correspondência
Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna
http://www.mmdcjaguariuna.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/10oNucleoDeCorrespondenciaTrincheirasDeJaguariuna

Emoção não faltou hoje no MORUMBI. Em uma partida cheia de alternativas, o SÃO PAULO, que chegou a abrir três gols de vantagem, derrotou o EMELEC, do EQUADOR, por 4 a 2, pela SUL-AMERICANA. Com o resultado, o TRICOLOR jogará o segundo duelo das quartas de final do torneio continental, na quarta-feira, no Estádio GEORGE CAPWELL, em GUAYAQUIL, no EQUADOR. Pode perder por 1 a 0 que garantirá a vaga para a semifinal.

Subiu para 13 o número de vítimas fatais do acidente envolvendo um ônibus de estudantes de BORBOREMA, no interior paulista, e uma carreta na noite de segunda-feira, dia 27. O Instituto Médico Legal de BAURU confirmou as mortes de LEONARDO LUCAS DOS SANTOS, 17 anos, e LARISSA SOUZA BOTTACINI, 25 anos. Eles estavam na UTI do Hospital de Base de BAURU. Duas das 25 vítimas socorridas seguem internadas. Duas escolas estaduais do pequeno município voltaram a suspender as aulas após a confirmação das mortes.
LEONARDO viajava com a mãe, a professora MARGARETH APARECIDA LUCAS DOS SANTOS, que também morreu no local do acidente, e com a irmã CAROLINA, de 14 anos, que ficou ferida. LARISSA SOUZA BOTTACINI era fotógrafa e acompanhava a excursão dos estudantes a SÃO PAULO.

O PSDB pediu uma auditoria especial no resultado das eleições presidenciais. A petição, assinada pelo coordenador jurídico do PSDB, DEPUTADO CARLOS SAMPAIO (SP), foi protocolada hoje no TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. O partido justifica que há "uma somatória de denúncias e desconfianças por parte da população brasileira" pelo fato de o tribunal só divulgar o resultado após a votação no ACRE. "É justamente com o objetivo de não permitir que a credibilidade do processo eleitoral seja colocada em dúvida pelo cidadão brasileiro que nos dirigimos neste momento à presença de Vossas Excelências", alega. O TSE não se manifestou ainda.

Quem passou hoje por volta das 6 horas nas imediações do Aeroporto de CONGONHAS, zona sul, viu uma cena parecida com um filme de faroeste. Uma quadrilha que fazia um arrastão em táxis que se dirigiam ao aeroporto trocava tiros com o PM DANIEL BIANCHI CORREA, que havia deixado o turno minutos antes e acabara de testemunhar a um assalto ao jogar o veículo contra os ladrões. Ao ver a reação do taxista, DANIEL começou a atirar contra a quadrilha que revidou. O taxista que reagiu ao assalto acelerou e saiu da linha de tiro ileso e sem nada roubado. A troca de tiros fez com que os criminosos, que estavam em três motos, se dispersassem. Dois deles ficaram a pé e entraram no túnel que dá acesso ao aeroporto e, com arma em punho, pularam na frente do táxi conduzido por LAERTE ACI DOS SANTOS, de 48 anos. O taxista, que levava um homem para CONGONHAS, foi retirado à força do carro, assim como o passageiro, que teve a carteira roubada. A dupla entrou no táxi, deu marcha à ré dentro do túnel, um "cavalo de pau" e fugiu em disparada. "Senti muito medo. Muito mesmo. Foi terrível", disse LAERTE.
Pouco depois, a dupla deixou o táxi na AVENIDA DA INVERNADA, próxima ao aeroporto. No local estava caída no chão uma das motos usadas pela quadrilha. A principal suspeita é a de que, enquanto DANIEL buscava apoio de mais policiais, os comparsas da dupla deram carona aos dois que roubaram o táxi de LAERTE. Nenhum dos seis envolvidos no arrastão havia sido preso. Não houve feridos.
Antes da troca de tiros e da ação no túnel, a quadrilha já havia roubado o taxista ADEILSON SAMPAIO DA SILVA, de 44 anos, que teve o celular e a carteira levados.

Um homem de 22 anos reagiu ao ser abordado por um guarda civil metropolitano que fazia a segurança da Câmara Municipal de SÃO PAULO e foi morto baleado nesta tarde. Segundo a PM, um policial disse estar sendo seguido por dois homens e pediu ajuda ao GCM, por volta das 13 horas, que abordou os homens. Um dos suspeitos foi atingido na cabeça e morreu.

LEONARDO HENRIQUE SOARES ALVARENGA, de 16 anos, foi morto com um tiro na cabeça na madrugada de segunda-feira, dia 27, no PARQUE GUARANI, zona leste. Ele era conhecido por ser um dos mais famosos organizadores dos rolezinhos, encontros em shoppings da capital e Grande São Paulo marcados pela redes sociais. O acusado pelo crime é o funileiro LEONARDO PEREIRA DE ALMEIDA, de 18 anos, amigo de ALVARENGA. Os dois e mais quatro pessoas, todas com 17 anos, voltavam de uma festa no carro de ALMEIDA. Inicialmente, o grupo disse à polícia que havia sido abordado por dois assaltantes em uma moto, que atiraram em ALVARENGA. No entanto, perícia feita no veículo apontou que o disparo foi efetuado de dentro do carro. Os cinco adolescentes então mudaram a versão e disseram que o tiro foi efetuado por ALMEIDA, ao brincar com uma arma emprestada.

LUCIANO HUCK e ANGÉLICA comemoraram hoje 10 anos de casamento. No INSTAGRAM, o apresentador postou uma foto com a mulher e se declarou para a amada. "Neste mesmo instante, há 10 anos, eu estava prestes a dar o passo mais acertado da minha vida: casar com ela. Amor maior do mundo", escreveu HUCK. Pais de JOAQUIM, 9; BENÍCIO, 6, e EVA, 1, o casal pretende renovar os votos. Segundo o jornal "EXTRA", a data vai ser celebrada com uma bênção na capela que os apresentadores possuem em casa.

Após ter se afastado dos palcos para tratar de um câncer, ARLETE SALLES está de volta. A atriz de 72 anos comemorou sua recuperação e estreia como dubladora no filme de animação "ATÉ QUE A SBÓRNIA NOS SEPARE". Foi um exercício de paciência, mas cheguei ao final do tratamento com êxito. Já vivi, já sofri muito com isso, agora estou bem e isso é passado. Desafio vencido", disse ao EGO. Hoje, ARLETE também retomou o trabalho na peça "O QUE O MORDOMO VIU", no RIO. A atriz já tinha sido substituída por MARISA ORTH. 

2 015   :   -     SEXTA-FEIRA
Os eventos de ontem fizeram com que levantasse tarde nesta sexta-feira. Leio, pela internet, a parte que me interessa no Diário Oficial e anoto em minhas memórias:
POLÍCIA MILITAR Decretos de 29-10-2015 Aplicando: à vista do acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos do Conselho de Justificação 0001844-50.2013.9.26.0000 (240-13), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível Edson dos Santos Sampaio, Ten. PM RE 771378-9, decretando a perda de seu posto e patente, aplica-lhe a pena de demissão, com fundamento no art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 1º-6-2015. Em conseqüência, determina a cessação do pagamento dos proventos, decorrentes da sua precedente transferência para inatividade; à vista do acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos do Conselho de Justificação 0000698-03.2015.9.26.0000 (44-15), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível Fernando Druziani Gonçalves, Cap. PM RE 980957-A, decretando a perda de seu posto e patente, aplica-lhe a pena de demissão, com fundamento no art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 30-6-2015; à vista do acórdão prolatado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo nos autos do Conselho de Justificação 0004176-53.2014.9.26.0000 (255-14), que julgou indigno para o oficialato e com ele incompatível Renato Costa Faco, 1º Ten. PM RE 108506-9, decretando a perda de seu posto e patente, aplica-lhe a pena de demissão, com fundamento no art. 23, I, alínea "c", e parágrafo único, da LC 893-2001, a produzir efeitos desde 30-6-2015. Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, o Tenente-Coronel PM 852094-1 Marcus Vinícius Valério, da DFP. Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, o Coronel PM 852094-1 Marcus Vinícius Valério, no CPA/M-10. Transferindo, por conveniência do serviço, o Coronel PM 852000-3 Adilson Luís Franco Nassaro, do CPA/M-10 para o C Com Soc.
O novo CORONEL PM MARCUS VINÍCIUS VALÉRIO nasceu no dia 2 de outubro de 1968. Entrou para a PMESP em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1989. PROMOÇÕES: 2º TENENTE (25 de agosto de 1990); 1º TENENTE (15 de dezembro de 1991). Não tenho as datas de suas promoções a CAPITÃO e a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2014. 

Pelo FACEBOOK, vejo imagens das solenidades de ontem. Não tenho muito tempo para dedicar à minha biblioteca e a atualização de minhas memórias porque deverei estar presente no Restaurante VILLA FIORI, por volta do meio-dia, a fim de recepcionar nossos associados que irão ser condecorados hoje com a MEDALHA DRÁUSIO.
Saio de casa por volta das 10:30 horas e vou diretamente para o Restaurante VILLA FIORI, onde vamos nos encontrar com várias pessoas que irão receber a MEDALHA DRÁUSIO. O MAJOR PM ROGÉRIO NERY traz o seu pai, o veterano CORONEL PM TADEU SIMÕES MACHADO, nosso companheiro de Escola de Oficiais. O TADEU entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 13 de fevereiro de 1962 e foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1965. Recordo-me de sua promoção a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1966. Depois, foi promovido a 1º TENENTE em 24 de maio de 1968. Sua promoção a CAPITÃO foi em 15 de dezembro de 1975.
ORÍTIA ABREU SERAFIM, WILLIAM, MARINEI CHALUB (que vem almoçar correndo, para poder cuidar de tudo para a cerimônia da entrega da DRÁUSIO) também vêm ao VILLA FIORI.
Por volta das 14:30 horas estamos chegando ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. O CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, Diretor de Ensino e Cultura, já se encontra presente, acompanhado de sua esposa. MAJOR PM SAMUEL e seu amigo DOUGLAS cuidam do som e a CABO PM DÉBORA vai ser a oradora, já pela segunda vez. MARINEI CHALUB apoia a DÉBORA como nossa oradora oficial, pela sua calma e presteza em captar o que deve constar do roteiro do cerimonial.
Iniciamos a solenidade com o canto do HINO NACIONAL. O presidente da Sociedade faz uso da palavra e vai condecorar, individualmente, as seguintes pessoas:
CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI
MAJOR PM MARCOS DE PAULA BARRETO
MAJOR PM RENATO NERY MACHADO
CAPITÃO PM RELDER SANDRO DE SOUZA FIALHO
CAPITÃO PM DOUGLAS SOICHI SANO
CAPITÃO PM SÉRGIO CEPEDA DE AGUIAR
CAPITÃO PM PAULO ROBERTO REIS TEIXEIRA DE SOUZA
CAPITÃO PM FABIANO DE SOUZA PEREIRA
CAPITÃO PM HÉLIO PATRÍCIO JÚNIOR
DOUTOR LUIZ FERNANDO VALENTE DE SOUZA MARCONDES
1º TENENTE PM PAULO SÉRGIO DOS SANTOS
1º TENENTE PM RAQUEL ADRIANA FRANCISCHINI
1º TENENTE PM RAUL MARCEL DE MENDONÇA
1º TENENTE PM ANDERSON SANTANA SILVA
1º TENENTE PM VICTOR ADOLFO CARVALHO E SILVA
1º TENENTE PM ESTÉFANO VINÍCIUS TORRENTE
1º TENENTE PM GUILHERME WILLIAM PACHECO E SILVA
ALUNO OFICIAL PM VANDER PAVAN PUENTE
ALUNO OFICIAL PM ANTÔNIO BARBOSA DOS SANTOS JÚNIOR
ALUNO OFICIAL PM ANDRÉ MARTINS ROSCHEL
2º SARGENTO PM TAYLOR RECHE GARCIA
2º SARGENTO PM ALEXANDRE DE OLIVEIRA TOZZO
CABO PM MÁRCIO ARAÚJO DA SILVA
CABO PM CLÉVERSON FIDELIS
CABO PM FERNANDO CÉSAR LEITE PEREIRA
SOLDADO PM ALAN AKIO KURODA
SOLDADO PM FLÁVIO PERINELLI DA SILVA
SENHOR IVAN ERNESTO KARICA DURAN
SENHOR TIAGO RODRIGUES PEGGAU E SILVA.
Quebrando o protocolo, fazendo surpresa, condecoro o diligente MAJOR PM SAMUEL, que tem muito nos ajudado no som, bem como seu fiel escudeiro, o DOUGLAS.
Os momentos da outorga da DRÁUSIO são inesquecíveis. O homenageado se faz acompanhar de parentes e é fotografado para constar das redes sociais logo mais.
O CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI fala em nome dos agraciados e também como a maior autoridade presente.
Encerra-se o evento com o canto da CANÇÃO DA POLÍCIA MILITAR.
Durante algum tempo conversamos com os presentes. O neto do sempre lembrado presidente da Sociedade, GERALDO FARIA MARCONDES, Senhor LUIZ FERNANDO VALENTE DE SOUZA MARCONDES, atualmente dirigindo vários jornais, promete ajudar a Socidade com a divulgação da EPOPÉIA DE 32. Ele mostra as últimas fotos do senhor GERALDO FARIA MARCONDES quando ainda estava vivo.
MARINEI CHALUB leva-me até em casa. Por causa do feriado prolongado, o trânsito está muito ruim.
Mais tarde, pelo facebook, vejo a postagem de imagens por parte da ORÍTIA ABREU SERAFIM, LIA BRITO e oficiais que participaram do evento. Um deles é o MAJOR PM RENATO NERY MACHADO, que manda a seguinte mensagem:   
Agradeço muito o Cel PM Mário Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, pela concessão da Medalha e parabenizo também o Cel PM Reynaldo, grande Amigo, tendo o orgulho de ser agraciado junto com ele!!!!— com Rogério Nery, Reynaldo Rossi, Mario Ventura e Vander Pavan em Obelisco Aos Heróis De 32
.
Uma viatura da Polícia Militar foi furtada na madrugada de quarta-feira, dia 28 de outubro, em SANTO ANDRÉ, na GRANDE SÃO PAULO, por um criminoso que fugia dos agentes.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime ocorreu após um idoso abordar os PMs, que faziam patrulhamento de rotina, e pedir ajuda, pois havia acabado de ser roubado.
Minutos depois, os militares desconfiaram de homens em um RENAULT SENDERO e uma perseguição começou até o veículo bater contra um poste.
Dois suspeitos saíram do carro e correram. Os policiais decidiram, então, persegui-los a pé, alcançando a dupla a cerca de 300 metros de onde haviam estacionado a viatura.
Os PMs prenderam LUAN DA SILVA LOBO, de 20 anos, e apreenderam um adolescente de 17 anos. Ao retornarem à viatura, o carro não estava mais no local; Os policiais pediram reforço de outras unidades e, momentos depois, encontraram o veículo roubado abandonado em uma rua próxima.

Uma família foi encontrada morta, dentro de casa, num condomínio de chácaras, em ATIBAIA, às 20:30 horas de quinta-feira. Pai, mãe e filho morreram com tiros na cabeça.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos chegaram pela mata e assassinaram primeiramente a dona de casa CLEUSA SIQUEIRA DE OLIVEIRA, de 65 anos. O corpo dela foi achado na área da residência. A idosa foi baleada duas vezes no rosto.
Ao entrarem no imóvel, os bandidos atiraram no marido de CLEUSA, o aposentado ANTÔNIO RODRIGUES DE OLIVEIRA, 69 anos. Ele recebeu um disparo, também na face, e morreu na cozinha. Ao lado dele foi encontrado o cabo de uma faca sem a lâmina, o que indica, segundo a polícia, que o aposentado lutou com os assassinos.
O último a ser assassinado foi o enfermeiro ANTÔNIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA, 39 anos. Seu corpo apresentava três perfurações de bala: duas na perna e uma na cabeça. O rapaz morava em uma das casa próximas à dos pais. Como o corpo - caído ao lado da mãe - estava envolto em uma toalha, a polícia crê que o rapaz saiu do banho quando ouviu os disparos.Conforme a polícia, a casa estava revirada, principalmente o quarto do casal. Entretanto,somente o carro do enfermeiro foi roubado. O delegado ELTON COSTA, porém, não descarta a hipótese de latrocínio.
"Trabalhamos com todas as linhas de investigação. Por enquanto acreditamos que foi um roubo que não deu certo, e eles usaram o carro do enfermeiro apenas para fugir", disse.
Outra hipótese é a de crime passional, já que nada foi levado de dentro da casa. O veículo ainda não foi encontrado.
A perícia encontrou no local cápsulas de uma pistola ponto 40, arma de uso policial. O delegado acredita que seja o revólver de um PM que foi roubado recentemente em MAIRIPORÃ, cidade vizinha de ATIBAIA.    

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu hoje a maior quantidade de maconha dos últimos 20 anos, dentro de um caminhão, em TEODORO SAMPAIO, no interior. O motorista foi preso em flagrante. Ao ser abordado ele contou aos policiais que transportava farinha de mandioca, porém, os agentes desconfiaram da alegação e, ao revistarem o veículo, encontraram nove toneladas da droga no meio de 14 mil quilos de alimento. O carregamento seria entregue em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. O motorista não disse quem o contratou nem onde entregaria a droga. Segundo a PM, a última maior apreensão nas estradas paulistas ocorreu em junho deste ano, com sete toneladas, também de maconha. A polícia não divulgou o nome do preso. Ele vai responder por tráfico de drogas e o caso foi registrado na delegacia de TEODORO SAMPAIO, onde será investigado. 

A presidente DILMA ROUSSEFF cancelou a viagem que faria para MATO GROSSO DO SUL, hoje, devido a problemas no estado de saúde de sua mãe, DILMA JANE ROUSSEFF. Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, a petista passou o dia no Palácio da Alvorada. DILMA iria até TRÊS LAGOAS (MS) para o lançamento de uma fábrica de celulose. Com o imprevisto, a petista foi representada pela ministra da Agricultura, KÁTIA ABREU. A mãe de DILMA tem 91 anos e mora com a filha na residência oficial em BRASÍLIA.

O último britânico detido em GUANTÁNAMO, SHAKER AAMER, foi libertado após permanecer quase 14 anos preso sem acusação, informou a chancelaria do REINO UNIDO. O ministro PHILIP HAMMOND disse que a soltura tinha sido anunciada por autoridades norte-americanas há algumas semanas, acrescentando que AAMER já estava voltando para o seu país, onde desembarcou horas depois. AAMER nasceu na ARÁBIA SAUDITA, mas tem autorização de residir no REINO UNIDO desde 1996, depois que se casou com uma britânica, com quem tem quatro filhos.
Ele foi preso no AFEGANISTÃO em 2001. O governo dos EUA alega que ele liderava uma unidade de combatentes do TALEBAN e teria recebido pagamentos de OSAMA BIN LADEN. Porém, ele nunca foi acusado de nenhum crime. O saudita defende que estava em solo afegão com sua família fazendo trabalho comunitário. Durante sua passagem por GUANTÁNAMO, ele diz ter sido torturado. Ainda não está claro para onde SHAKER será levado após por os pés no território britânico. Ele pediu para passar por exames médicos, antes de ver sua mulher e seus filhos.

Dois naufrágios distintos próximos a ilhas gregas deixaram 29 mortos hoje, informou a Guarda Costeira do país, que salvou 144 pessoas nas duas operações. Equipes de resgate do país retiraram os corpos de outras 19, entre elas 11 crianças, após um barco naufragar perto da ILHA DE KALYMNOS, no segundo grande incidente com mortos nesta semana.
Em um segundo incidente na costa da ILHA DE RHODES, três pessoas, incluindo uma criança e um bebê, se afogaram e três estavam desaparecidos. Seis pessoas foram resgatadas, segundo a guarda costeira.

O número de mortos por afogamentos no mar aumentou recentemente, à medida que as condições meteorológicas no MAR EGEU pioram com a aproximação do inverno, tornando a passagem ainda mais difícil para milhares de refugiados que cruzam a fronteira da TURQUIA para a GRÉCIA. Cerca de 16 pessoas foram resgatadas após um barco de madeira quebrar em águas agitadas próximo à ILHA DE LESBOS na quarta-feira, dia 28. 

Nenhum comentário: