domingo, 11 de janeiro de 2015

ORAÇÃO PELO NOVO COMANDANTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO - POR PAULO RICARDO DA ROCHA PAIVA


Oração pelo novo Comandante do EB

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Senhor! Neste momento em que o bastão de comando do nosso Exército troca de mãos, justo aquele leão verde oliva que passaram a chamar de o “grande mudo”, alquebrado, espezinhado e vilipendiado por tantos indignos algozes, derrotados em lutas antigas e sangrentas, as legiões de joelhos se prostram e, com fé, pedem para que o Deus dos exércitos ilumine o comandante da última fortaleza da nacionalidade.

Em absoluto, não pedimos que ele, apenas, nos proporcione meios materiais, equipamento, armamento de qualidade, uniformes novos e comida no rancho. Rogamos, muito mais, que ele nos defenda, que ele seja um escudo contra as torpezas dos inimigos declarados de nossa Força Terrestre.

Não desejamos apenas musculatura, ela é importante mas, em absoluto, não substitui o brio, a honra, o orgulho de uma cabeça erguida.

Não precisamos de comandantes que passem quatro anos sem verdadeiramente comandar, pedimos por um chefe que apenas nos lidere, que seja, tão somente por um único dia. Queremos que ele nos faça, apenas por um momento, orgulhosos de ouvir, mais uma vez, o urro ensandecido de uma força armada que se dá ao respeito, de uma força armada que não leva desaforo para casa, que não se deixa cuspir como a “ Geny” de um Chico Buarque qualquer.

Não meu Deus, em absoluto, não pedimos que ele seja indisciplinado, muito pelo contrário, mas, prostrados ante Vós, rogamos que ele nos preserve das injustiças, que ele não permita sejam enxovalhados nossos feitos de honra e glória, escritos a ferro e sangue, mas, sobretudo, com acendrado sentimento do dever.

Que ele seja leal, cordato, cavalheiro com o mandatário da pasta da defesa, mas que não arrede, um milímetro que seja, das virtudes militares de um verdadeiro soldado, daquilo que se espera do comandante do Exército de Caxias.

Que nosso comandante se lembre que as provocações são inúmeras e de longa data e, quando tiverem a ousadia de ventilar que nossa Força Terrestre deve pedir desculpas pelo que aconteceu durante a “guerra suja” dos traiçoeiros “anos de chumbo”, Deus, meu Deus, faça com que nosso chefe não titubeie em responder que “guerra é guerra” e que, de nada, absolutamente de nada, seus soldados devem se envergonhar, muito menos por terem livrado o País da ameaça comunista.

Deus de justiça! Que nosso novo comandante nunca se esqueça, ele comanda o bastião maior da Pátria, justo aquele que impediu a conquista e a invasão estrangeira, que impediu a desagregação provocada pelas dissensões políticas internas no passado, que colocou sentinelas guardando as fronteiras, que ajudou a promover a ocupação real do nosso território, que foi o pioneiro no implante de vilas e cidades, na construção de estradas e açudes, o “braço forte mão amiga” das populações mais carentes, o instrutor de várias gerações, o alfabetizador de recrutas, o plasmador do cidadão útil â comunidade! Que o Exército da Pátria está sempre cheio de razão!

Comandante! Nosso comandante!  ELE está com vossa excelência! Que ELE ilumine seu comando por apenas um dia que seja, mas, POR DEUS, não permita que, no seu tempo, mesmo que seja da duração de um lapso, seus oficiais e praças, da ativa e da reserva, sejam enxovalhados pela falta de atitude do chefe, máxime quando bulirem com os brios de um Exército que foi forjado sob o mito étnico das fileiras em Guararapes!

Que Deus o mantenha alerta! Eis que, induzindo uma falsa impressão de interesse pelo aprestamento de uma força terrestre capaz de dissuadir, a governança comunopetista está solapando, por debaixo dos panos, as tradições e o espírito de corpo de nossas Instituições Armadas, a ponto das hostes vermelhas já considerarem como “pacificada“ a área da defesa, fato que, para bom entendedor, deve constituir, no mínimo, uma grande preocupação.


Paulo Ricardo da Rocha Paiva é Coronel de infantaria e Estado-Maior, na reserva.

AS 10 TÁTICAS DO DECÁLOGO ATRIBUIDO A LENIN SEGUIDAS PELO PT, PARA A TOM...

10 DE JANEIRO DE 2015 - SÁBADO

D I A      D E Z      D E      J A N E I R O       D E       2 015     -       S  Á  B  A  D  O.
78 anos e 14 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 185º DO ANO 65º
56 anos e 218 dias na PMESP
55 anos e 330 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 024 dias – 481 352 horas.
51 anos e 125 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
26 anos e 301 dias no Posto de Coronel – 309 meses e 29 dias.
3 anos e 187 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 861 dias CORONEL - 23 anos e 27 dias na reserva.
10 408-250 552                         9  861-237 056                               10 174-245 400.
DIA DE SÃO GUILHERME DE BOURGES. Designado bispo de BOURGES, na FRANÇA, destacou-se pela caridade para com os pobres e foi de todos os pontos de vista um modelo de pastor. Dispunha-se a ir combater os hereges quando faleceu. Tão notória era sua santidade que nove anos depois da morte foi canonizado. Amando a solidão, ingressou na ORDEM DE CISTER.
DIA DE SÃO GREGÓRIO X. É lembrado como o PAPA que convocou o II CONCÍLIO GERAL DE LIÃO (FRANÇA), em 1274. O concílio visava a união da Igreja do Ocidente com a de ROMA.
DIA DE SÃO PAULO EREMITA: Tudo indica que ele tenha sido o primeiro eremita cristão da história. Morreu de joelhos, com os braços abertos e voltados para o céu.

239 a. em meio à Guerra de Independência dos ESTADOS UNIDOS (iniciada em 1775), THOMAS PAINE lança em 10 de janeiro de 1776 o COMMON SENSE (SENSO COMUM). Tratava-se de um panfleto de 50 páginas em defesa da independência americana face à colonização da INGLATERRA. O trabalho vendeu mais de 50 mil cópias em poucos meses.
160 a. ITÁLIA se alia à FRANÇA e à INGLATERRA com o propósito de lhes conceder ajuda na GUERRA DA CRIMÉIA, em 10 de janeiro de 1855.
158 a. fundada a Companhia Ferroviária “MADRI, SARAGOZA e ALICANTE”, em 10 de janeiro de 1857.
138 a. estabelecido na ESPANHA o serviço militar obrigatório, em 10 de janeiro de 1877. 
118 a. nasce dona ORMINDA, em 10 de janeiro de 1897. Falece em 21 de fevereiro de 1997.
111 a. nasce o compositor LAMARTINE BABO, na Rua TEÓFILO OTONI, no centro do RIO, em 10 de janeiro de 1904. A família era pobre. LAMARTINE precisou trabalhar para ajudar no sustento depois da morte do pai, varejista de cigarros. Mandado à rua para comprar leite, atrasava-se seguindo ocasional banda de música. Fez ginásio no Colégio SÃO BENTO, prestou exame para o Científico no PEDRO II e em 1920 virou contínuo da LIGHT. Acompanhava as operetas do Municipal, do Lírico, do SÃO PEDRO, e ficou amigo de artistas e jornalistas, entre eles EDUARDO SOUTO, compositor e dono da Casa CARLOS GOMES, editora de música, e BASTOS TIGRE, que escrevia crônicas de humor. Em 1922, por talento e pela influência dos amigos, incluiu música na trilha da revista “AGÜENTA, FELIPE”, de CARLOS BITTENCOURT e CARDOSO DE MENESES. Começou a escrever textos humorísticos para jornais e revistas – “D. XIQUOTE”, “PARA TODOS”, “SHIMMY”. Usava pseudônimos: FREI CANECA, LUX HORUS, POETA CINZENTO, TOM MIXTO, JANEIRO RAMOS. Saiu da LIGHT, conseguiu outro emprego, perdeu de novo: o chefe o pegou compondo, batendo na caixa de fósforos, mordendo a língua e trauteando a melodia com a voz nasalada, de falsete. Em 1929, o samba “BOTA O FEIJÃO NO FOGO”, foi premiado e LAMARTINE, companheiro de mesa do CAFÉ NICE de NOEL ROSA, BRAGUINHA, ALMIRANTE, tornou-se conhecido do público. “CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA”, ou “ISTO É LÁ COM SANTO ANTÔNIO”, são músicas juninas dele. Imagine uma valsa seresteira bem romântica: “EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA”, também é de LAMARTINE. Também são deles: “SERRA DA BOA ESPERANÇA”, “NO RANCHO FUNDO”, “SÓ DANDO COM UMA PEDRA NELA”, “JOUJOUX E BALANGADÃS”, “OS CANTORES DO RÁDIO”, “MOLEQUE INDIGESTO”, “NA VIRADA DA MONTANHA”, “TEUS OLHOS CASTANHOS”, “AVANTE CAMARADAS”. LAMARTINE morreu no dia 16 de junho de 1963, de infarto. As poucas imagens em movimento que ficaram dele estão reunidas no filme “ISTO É LAMARTINE”, de CARLOS FREDERICO.   
105 a. falece DOMINGOS SERTÓRIO (MAJOR SERTÓRIO) no dia 10 de janeiro de 1910. Nasceu em SÃO PAULO no ano de 1824. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de SÃO PAULO.
104 a. os jornais de BERLIM publicam em 10 de janeiro de 1911 que o secretário de Estado das colônias, senhor LINDEQUIST, visitará no mês de abril todas as colônias da AFRICA sul-ocidentais para liquidar várias questões administrativas.
104 a. RUGGERONE, o afamado aviador italiano que tantos aplausos conquistou em 9 de janeiro, no domingo, no prado da MÓOCA, fez hoje, dia 10 de janeiro de 1911, uma agradável surpresa. Partiu do hangar, na MÓOCA, tripulando seu “FRAMAN” e elevando-se a grande altura. 
103 a. prosseguem com atividade e entusiasmo os preparativos para a recepção festiva que será feita ao doutor RODRIGUES ALVES, ex-presidente da República e candidato do Partido Republicano de São Paulo à presidência do Estado no futuro quatriênio. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 10 de janeiro de 1912).
102 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 10 de janeiro de 1913: Já se acham fechadas, na BRETANHA, mais de 100 fábricas de conserva de sardinha. A população, que se alimenta quase que exclusivamente daquele produto, está excitadíssima e ameaça promover desordens se as usinas não reabrirem imediatamente.
101 a. nasce WADY CALIXTO EM RIBEIRÃO CORRENTE, NO ESTADO DE SÃO PAULO, COMARCA DE FRANCA AOS 10 DE JANEIRO DE 1914, PORÉM SOMENTE REGISTRADO EM 27 DE SETEMBRO DE 1915 (PELA LEI IRÁ COMPLETAR 97 ANOS SOMENTE NESTA DATA). FILHO DE IMIGRANTES ÁRABES PASSOU sua infância em Monte Azul Paulista e sua juventude em Franca, onde estudou no Colégio Champanhat. Concluiu seus estudos em São Paulo, no Colégio Arquidiocesano FORMANDO-SE EM BACHAREL EM ciências e letras.
Prestou O Serviço Militar no “Tiro de Guerra” SOB O COMANDO DO SARGENTO BAPTISTA EM FRANCA, E DAÍ foi CHAMADO A pertencer à “Mocidade Integralista”, sob o Comando  de Plínio Salgado, que tinha, como seu “porta-voz” o General Isidoro Dias Lopes, acreditando na ÉPOCA na salvação do Brasil através do General Isidoro, que se posicionava contra tudo que estava acontecendo em nosso país. FOI ENTÃO ENVIADO para GUERRILHA em richaina, fronteira com minas gerais onde ficou em trincheiras perdendo VÁRIOS companheiros com as bombas jogadas pelo ENTÃO brigadeiro eduardo gomes.
DUAS PASSAGENS MERECEM DESTAQUES JÁ QUE POUCO SE LEMBRA Das CIDADES EM QUE LUTOU: Uma delas em são paulo quando os “camisas verdes” fugiam da policia próximo da catedral da sé. O padre da paróquia os guiou até um túnel dentro da própria catedral, e me seguida evitou a entrada da cavalaria jogando bolinhas de gude na escadaria fazendo com que os cavalos caíssem. Outra uma prisão por ter arriscado a própria vida ao buscar o corpo de companheiro da tropa num combate contra minas.
CASOU-SE AOS 22 ANOS COM YOLANDA PIRRO COM QUEM TEVE 4 FILHOS MUDANDO-SE PARA LONDRINA EM 1947 PARA TRABALHAR COMO FIEL DEPOSITÁRIO DO BANCO DO BRASIL. MAIS TARDE ESTABILIZOu-se NO BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO TRABALHANDO PARA empresa japonesa SOITE TARUMA, MAIOR INDÚSTRIA ALGODOEIRA DO NORTE DO PARANÁ.
VIÚVO RESIDIA EM LONDRINA ENTRE PARTE DOS 17 NETOS E 13 BISNETOS até A DATA DE SUA MORTE.  
  99 a. nasce SUNE BERGSTROM, cientista sueco, no dia 10 de janeiro de 1916, Prêmio NOBEL DE MEDICINA de 1982.                             
  95 a. entra em vigor o TRATADO DE VERSALHES para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914-1918, em 10 de janeiro de 1920.
  94 a. anistia do TENENTE VOGEL, autor da morte a tiros de ROSA DE LUXEMBURGO, em 10 de janeiro de 1921.
  92 a. é ordenada a retirada das tropas dos ESTADOS UNIDOS das províncias renanas, na ALEMANHA, em 10 de janeiro de 1923.
  87 a. LEON TROTSKI e mais 30 membros da oposição esquerdista são expulsos da RÚSSIA, em 10 de janeiro de 1928. TROTSKI se exila em ALMA-ATÁ.
  86 a. nasce o MAJOR REFORMADO ARLINDO DE SOUZA PICOLI no dia 10 de janeiro de 1929. Trabalhou no antigo CORPO MUSICAL quando era adido ao BATALHÃO DE GUARDAS. Ele foi designado pelo Cmt Geral, na época, para a separação do CORPO MUSICAL do BG, tornando-se uma Unidade autônoma. O MAJOR PM Ref PICOLI tem prestado excelentes trabalhos na AORRPM quando chamado para secretariar as Assembléias Gerais.
  86 a. do personagem das histórias em quadrinhos, TINTIN. No dia 10 de janeiro de 1929, TINTIN, o repórter mais célebre dos comics, criado por HERGÉ, deu início a uma saga que rendeu a venda de mais de 200 milhões de exemplares. Para comemorar os seus 75 anos, em 2004, o BANCO NACIONAL DA BÉLGICA cunhou uma moeda de E 10 (DEZ EUROS) com  TINTIN e seu cachorro MILU, vendida em fevereiro de 2004 por E 31 (TRINTA E UM EUROS).
  83 a. a grande criação de WALT DISNEY, o ratinho MICKEY, é registrado e publicado pela primeira vez em 10 de janeiro de 1932.
  83 a. MIGUEL MAURA funda na ESPANHA o Partido Conservador, em 10 de janeiro de 1932.
  79 a. nasce ROBERT WOODROW WILSON, cientista americano, Prêmio NOBEL DE FÍSICA DE 1978, em 10 de janeiro de 1936.
  78 a. GUERRA CIVIL ESPANHOLA: a Junta de Defesa Nacional ordena a evacuação de MADRI da população civil com uma intensa ofensiva das tropas militares, em 10 de janeiro de 1937.
  76 a. de IVONE GIRALDI, esposa do nosso companheiro da Escola de Oficiais, NILSON GIRALDI. Dona IVONE nasceu em 10 de janeiro de 1939.
  74 a. firmado em BERLIM o pacto germano-soviético que delimita as novas fronteiras entre os dois países, em 10 de janeiro de 1941.
  73 a. nasce o físico STEPHEN HAWKING, famoso por contribuições à cosmologia. Sofre de uma esclerose lateral amiotrófica, tendo se destacado principalmente quanto a RADIAÇÃO HAWKING, segundo a qual os buracos negros são emissores de radiação ao invés de sumidouros de matéria e energia. Nasceu em 10 de janeiro de 1942.
  71 a. nasce JOE FRAZIER em 12 de janeiro de 1944. Primeiro boxeador a nocautear MUHAMMAD ALI, em 1971, JOE FRAZIER conquistou seu lugar na história do boxe. SMOKIN JOE, como era conhecido, foi membro do Salão da Fama do Boxe, fundado em 1989 com o objetivo de preservar na história do esporte e os nomes dos maiores pugilistas de todos os tempos. O apelido veio da sua forma de movimentar no canto do ringue, comparado a um touro raivoso. O “combate do século”, contra ALI, deu a ele o título mundial dos pesos pesados, depois de uma vitória unânime ao final de 15 assaltos. FRAZIER nasceu em uma família de lavradores da CAROLINA DO SUL, em BEAUFORT, em 12 de janeiro de 1944, e foi descoberto ainda jovem, na FILADÉLFIA, pelo famoso manager YANCEY DURHAM. Como lutador amador, FRAZIER conquistou as famosas Luvas de Ouro por três anos consecutivos em 1962, 1963 e 1964, ano em que também ganhou o título olímpico dos pesados, em TÓQUIO. SMOKIN JOE tinha apenas 20 anos. Em 1974, MUHAMMAD ALI venceu a revanche, em 12 rounds, e também o último combate do confronto histórico, em 1975, em MANILA (FILIPINAS), em 14 assaltos. Com 110 quilos e 1metro85, FRAZIER se aposentou depois de perder para GEORGE FOREMAN, em 1976, e só voltou ao ringue uma única vez, em 1981, antes de abandonar o esporte completamente. Com isso, o saldo de carreira é de 32 vitórias (sendo 27 por nocaute), quatro derrotas e um empate. Suas únicas derrotas foram para ALI e para FOREMAN. Mesmo longe dos ringues, SMOKIN JOE continuou ligado ao esporte como dono de uma academia de boxe na FILADÉLFIA. Nos últimos anos, ele também era solista do grupo musical KNOCKOUTS. JOE FRAZIER morreu nesta no dia 7 de novembro de 2011 (segunda-feira), aos 67 anos, vítima de um câncer no fígado. O pugilista descobriu a doença um mês antes de sua morte e se internou diversas vezes em um hospital da FILADÉLFIA. Na semana anterior à sua morte, sem esperanças de se curar, ele decidiu permanecer em um centro especializado, onde passou seus últimos dias. JOE FRAZIER deixa dois filhos, que também são lutadores. Seu sobrinho e a filha dele também entraram para o mundo dos ringues. Pela Internet, GEORGE FOREMAN manifestou o carinho que tinha pelo amigo> “Boa noite JOE. Eu te amo, querido amigo”, escreveu em sua página no TWITTER. 
  70 a. REI JORGE VI inaugura em LONDRES os trabalhos preparatórios da Organização das NAÇÕES UNIDAS (ONU) em 10 de janeiro de 1945.
  69 a. da primeira assembléia das NAÇÕES UNIDAS, no dia 10 de janeiro de 1946.
  69 a. as forças comunistas de MAO TSÉ-TUNG e os efetivos de CHANG KAI-CHEK fazem uma parada na CHINA contra a proposta mediadora do presidente dos ESTADOS UNIDOS, HARRY TRUMAN, em 10 de janeiro de 1946.
  67 a. da criação da POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA, em 10 de janeiro de 1948.
  58 a. falece a poetisa chilena GABRIELA MISTRAL, em NOVA YORK, aos 67 anos, de câncer, em 10 de janeiro de 1957. A escritora foi a primeira mulher latino-americana a ganhar o PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA, em 1945. Muitos de seus poemas foram escritos em memória a um romance trágico: o homem que amava se suicidou. Em 1971, outro poeta chileno levaria o mesmo prêmio: PABLO NERUDA.
  54 a. falece o escritor, preso político, detetive, soldado, roteirista de cinema e, especialmente, grande renovador da história policial, DASHIELL HAMMETT, em 10 de janeiro de 1961. Escreveu o famoso romance O FALCÃO MALTÊS. Outros: MALDIÇÃO EM FAMÍLIA, A CHAVE DE VIDRO. No cinema, HUMPHREY BOGART trabalhou na obra RELÍQUIA MACABRA, do grande escritor.
  51 a. da posse do TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA no comando do BATALHÃO DE GUARDAS, no dia 10 de janeiro de 1964. Naquele ano, eu era ainda ASPIRANTE A OFICIAL e trabalhava nesse extinto BATALHÃO como secretário. Somente fui promovido a 2º TENENTE em 24 de maio daquele ano.
  51 a. das anotações feitas em 10 de janeiro de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 185º - 5 anos e 219 dias na FORÇA PÚBLICA – 126º dia como ASPIRANTE – 113º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
No BATALHÃO DE GUARDAS, onde chego às 7 horas, vou encontrar a tropa formada em quarto uniforme, dando um ótimo aspecto ao conjunto. Na revista foram feitos os últimos preparativos para a assunção do TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA no Comando do BG e sendo secretário, não formo com a tropa.
Na Secretaria aprontamos apenas os documentos de maior urgência, pois os meus auxiliares também deveriam formar com a tropa, isto é, aqueles que possuem o quarto uniforme. Entre eles está o meu correspondente, o SARGENTO ISAC.
Com o passar do tempo o BG começa a receber os oficiais de outras Unidades, representando seus respectivos comandantes. Entre esses oficiais estão MAJOR OSWALD HIDELBRAND, TENENTES CONTE, CARDOSO, APARECIDO, NEVES, VARGAS FILHO e outros.
O Comandante Geral, GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES, chega para presidir o ato de transmissão de comando. O ato da passagem de comando realiza-se no pátio interno do Batalhão com recepção da Bandeira Nacional pela tropa; continência à mais alta autoridade presente; continência ao novo comandante; passagem de Comando; leitura do Boletim alusivo à solenidade; desfile no pátio; retirada da Bandeira. A solenidade encerra-se no Gabinete do Comando, onde é feita a apresentação dos Oficiais ao novo Comandante. Depois dos cumprimentos que o TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA recebe, ele reúne os oficiais do BG em seu gabinete, havendo então a apresentação individual. O Canal 4 firma essa seqüência.
Logo em seguida, o novo Comandante acompanhado do sub-cmt, MAJOR ALOÍSIO BORGES, do Ajudante CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO, passa revista a todas as dependências do Batalhão e da Banda de Música.
A primeira impressão que tenho do novo comandante é muito boa. Parece ser um oficial compenetrado, cônscio de suas obrigações, sendo uma garantia para os oficiais do Batalhão. Sua oração de posse é algo de extraordinário.
O novo comandante despacha o expediente da Secretaria às 13 horas e, no primeiro contato que tenho com o TENENTE-CORONEL NÓBREGA posso sentir certa segurança.
O BG, a partir de hoje, tem como Comandante o TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA. O Sub Cmt é o MAJOR ALOÍSIO BORGES, que comandou o Batalhão depois da partida do CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS.
Findo o expediente dou a segunda aula de matemática para os militares que estão recebendo explicações minhas. No dia 28 de janeiro prestarão exames na Escola de Oficiais para o CFO. Chego em casa às 17 horas.
Descanso e logo mais à noite passo a assistir alguns programas de televisão: CLUBE DOS ARTISTAS (canal 4): com HOMERO SILVA e CACILDA LANUZZA; SALOMÉ PARISI – TITO MADI – GIANE – ORLANDO DIAS – ELCIO ÁLVARES E SUA ORQUESTRA - ESCOLA DE SAMBA KALINS KUS KHAN.
CARNAVAL no Canal 4, com JOEL DE ALMEIDA no programa ISTO É CARNAVAL diretamente do CAFÉ NICE, no RIO DE JANEIRO.
HEMON 4, com a peça “EROS ETERNAMENTE”, com RITA CLÉOS no papel de EROS. ELÍSIO DE ALBUQUERQUE e outros.
SHOW DE NOTÍCIAS – pelo canal 9. As últimas notícias em SÃO PAULO, em outros Estados e Internacionais.
Assisto também um pedaço do programa “SILVEIRA SAMPAIO SHOW” com a presença de PLÍNIO SALGADO.
MARIA sente-se muito nervosa nesta data. Parece que essa doença está ficando crônica, pois passa ano e sai ano e, embora vá sempre à CRUZ AZUL, continua na mesma.    
  50 a. dos apontamentos feitos no dia 10 de janeiro de 1965 (domingo). ANO 15º - MÊS 7º - DIA 185º - 6 anos e 220 dias na FORÇA PÚBLICA - 232 dias como 2º TENENTE - 479 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Pela manhã temos a feira que, para minha mulher é sagrada. Ajudo-a nas compras, sendo que a feira do MANDAQUI está muito movimentada neste domingo. Quando estamos voltando, já começa a chuviscar novamente.
Não irei mais sair de casa. O tempo ruim faz com que fique com vontade de permanecer deitado e assim faria após o almoço. Meus filhos MARIZETE, MARIZE e MÁRIO fazem uma folia tremenda, mas nós nem sentimos pelo barulho. À tardinha, vou ouvir a primeira partida entre SANTOS e BOTAFOGO pela decisão do título do torneio RIO-SÃO PAULO, de 1964.
O time carioca em sua casa vence destadamente por 3 a 0 no tempo inicial. O esquadrão santista não se deixa abater, voltando leoninamente na etapa complementar. Acontece que nos minutos finais o jogo degenera-se, havendo as expulsões de MANGA, PELÉ e PAULISTINHA. A contagem final é de 3 a 2 para o BOTAFOGO.
Coloco este diário em dia durante a noite domingueira.
Uma parte da noite é dedicada à leitura do meu diário - janeiro de 1962. Recordo fatos passados há três anos, quando era aluno oficial do 2º CFO e justamente quando fui envolvido num Inquérito Policial Militar pelos soldados WÁLTER LEME e JOSÉ CARLOS, os "caguetas" que inventaram que eu conhecia o teor das questões que cairiam nas provas para ingresso à Escola de Cabos. Fizeram isso de maneira maldosa e pensada, mentindo para os TENENTES ADELINO e TORQUATO TASSO NETO. Isso me deixou muito magoado, pois WALTER LEME, meu concunhado, foi ajudado por mim com aulas para fazer com que ele fizesse uma prova condigna para sua ascensão na carreira.    
  49 a. ÍNDIA e PAQUISTÃO assinam um acordo de paz, em 10 de janeiro de 1966. Os países disputavam a região da CAXEMIRA, havendo até ameaça de ataque nuclear no auge da guerra.
  47 a. passei a pertencer à 2ª CPA (COMPANHIA DE POLICIAMENTO AUXILIAR), na sede do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”, em 10 de janeiro de 1968. Deixava em definitivo a 5ª CP (LIBERDADE). O CAPITÃO JONAS SIMÕES MACHADO era o Comandante dessa Companhia.
  47 a. o Boletim Geral nº 7 da FORÇA PÚBLICA, em seu item 3, publicava no dia 10 de janeiro de 1968: A fim de propiciar a descentralização dos serviços de Rádio Patrulha, ficam programadas as seguintes alterações estruturais nas diversas Unidades da Capital:-
1 – o 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” transformar-se-á em Unidade de Choque, estruturado inicialmente com uma Companhia de Comando, DPM e duas Companhias de Policiamento Auxiliares (Companhias de Choques  
2. O 2º B.P. e o 9º B.P. acrescentarão cada qual, à sua organização atual, mais uma Cia. de Rádio Patrulha e um Pelotão Auxiliar, oriundos do 12º B.P.;
3. o 16º B.P. acrescentará à sua organização atual mais uma Cia. de Rádio Patrulha, oriunda do 11º B.P.;
4. o 11º B.P. encarregar-se-á da área da Zona Centro, com a organização do atual 1º B.P. ‘TOBIAS DE AGUIAR”, diminuída de uma Cia. de Policiamento Auxiliar e acrescida com uma Cia. de Rádio Patrulha e um Pelotão Auxiliar, remanescentes do próprio 11º B.P.;
5. o 12º B.P. encarregar-se-á da área da Zona SUL, acrescido com uma Cia. de Rádio Patrulha e um Pelotão Auxiliar, oriundos do 11º B.P.
Em conseqüência, as Unidades deverão dar início às providências para a efetivação dessas transformações, atendidas em prioridade inicial, as determinações dos números 2 e 5.
Após a efetivação total de cada fase (transferência e instalação efetiva de homens, material, etc...) o ESTADO MAIOR GERAL publicará os respectivos novos quadros de distribuição.   (Nº 24-003-1969-Or.)
  46 a. SUÉCIA se torna o primeiro país ocidental a estabelecer relações com o VIETNÃ DO NORTE, em 10 de janeiro de 1969.
  43 a. MUJIBUR RAHMAN assume o cargo de primeiro chefe de governo do novo Estado independente de BANGLADESH, em 10 de janeiro de 1972.
  36 a. do assassinato do líder político nicaraguense PEDRO JOAQUIM CHAMORRO, em 10 de janeiro de 1979. Outras anotações nesta data: na manhã desta quarta-feira o nosso Comandante CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, vai à posse do GENERAL-DE-EXÉRCITO FRAGOMENI. Converso com o CAPITÃO PM RENATO que está saindo de serviço como Supervisor. A Polícia Militar do MATO GROSSO DO SUL, em formação, pede um TENENTE-CORONEL ou MAJOR para criar a Corporação. Um documento nesse sentido passa pelo CPChq. Temos um problema com uma viatura do Comando do Policiamento de Choque da PM do RIO. Um major está envolvido no caso. OPERAÇÃO “PAGAMENTO” – O TENENTE-CORONEL PM NEY VIEIRA DA ALMEIDA ficará como Superior de Dia. No período da noite o CORONEL PM RIGONATTO sairá com o MAJOR PM JÓBIO MIRANDA para supervisionar a operação. Chego em casa por volta de 13:45 horas. Depois do almoço vamos ao “MUSEU”. LUCINDA visita a DORA e o pequeno MARCELO, na casa da Avenida QUATRO BARRAS,. onde ela mora com o JOSÉ, irmão da LUCINDA.  Relembro janeiro de 1976 quando ainda estava servindo ao Comando de Policiamento da Capital (CPC). Naquele mês o GENERAL-DE-EXÉRCITO EDNARDO foi exonerado do Comando do II Exército e passou para a reserva. O GENERAL-DE-EXÉRCITO DILERMANDO assumia o comando em seu lugar. Assisto nesta noite o Jornal Nacional: PAULO SALIM MALUF prometeu os nomes de seus secretários para a segunda quinzena de janeiro. GENERAL-DE-EXÉRCITO FRAGOMENI assumiu o Comando do II EXÉRCITO; a GUERRA DO CAMBOJA. Príncipe NORODON SHIANOUK encontra-se nos ESTADOS UNIDOS.   
  33 a. falece LEOPOLDO JOSÉ LUNARDELLI, em RIBEIRÃO PRETO, no dia 10 de janeiro de 1982. nasceu em 12 de julho de 1905, em Socorro, SP, filho de João Leonardeli e Sioderia Amélia de Oliveira. Em 1923, serviu no Exército em Aquidauana, MS, e seguiu para São Paulo, onde entrou para a Polícia Militar. Em 1929, foi transferido para Ribeirão Preto, participando da Revolução de 1930 e da Revolução Constitucionalista de 1932. Recebeu a medalha de “Lealdade e Constância” em 1942 e, em 1962, o Diploma de Mérito Cívico pela participação na Revolução de 1932. Em 1969, foi presidente do Departamento da Sociedade dos Veteranos de 32, MMDC, em RIBEIRÃO PRETO. Casou-se com Ondina Arruda, teve três filhos e adotou uma. 
  32 a. astrônomos britânicos descobrem um novo astro com uma capacidade energética maior que a do sol, em 10 de janeiro de 1983.
  31 a. ex-presidente argentino REYNALDO BIGNONE é preso pelos crimes cometidos durante a ditadura militar entre 1976 e 1983, em que desapareceram 10 mil pessoas. Sua prisão ocorreu no dia 10 de janeiro de 1984.
  31 a. VATICANO e ESTADOS UNIDOS reatam as relações diplomáticas, em 10 de janeiro de 1984.
  30 a. do incêndio no SUPERMERCADO MODELO, na BAHIA, no dia 10 de janeiro de 1985.
  28 a. das anotações em 10 de janeiro de 1987: os exames vestibulares estão chegando rapidamente. Levanto cedo para estudar uma das partes mais detestadas do programa: Administração Financeira.
A idéia de fazer o CSP87 na Guarda Nacional de VENEZUELA está quase afastada. A ida para esse país é muito problemática para mim face os encargos familiares.
Leio no jornal FOLHA DA TARDE uma reportagem sobre o “PORCO DO VERDÃO” vive no quartel.
O Presídio Militar ROMÃO GOMES confirma fuga de três presos: ocorreu em 5 de janeiro de 1987. São eles: LUCIANO DE FREITAS, SÉRGIO SANTOS GUERRA e JOÃO DONIZETE DE CARVALHO. Os três são ex-soldados. Fico surpreendido com a notícia, pois o SÉRGIO é sobrinho da LUCINDA. Dona DEOLINDA e o Senhor ABÍLIO, seus pais, ocultaram o fato da família durante todo esse tempo.
À tarde, uma chuva vem amainar a alta temperatura de 35 graus. Leio O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO, que serve de subsídio para o tema VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE.
A televisão mostra a Operação “CITY BANK”, que começou ontem, depois das 17 horas e terminou hoje. O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELLO, meu Sub-Cmt, comandou essa operação. Foram empregadas tropas dos 1º, 2º e 3º BPChq.
Durante a noite procuro trabalhar no tema O DESAFIO DA VIOLÊNCIA À PM. Isso vai até 23 horas.
JORNAL DA TARDE de hoje: SARNEY fala duro aos empresários. Em seu programa de rádio das sextas-feiras, o presidente criticou os empresários que defendem a “desobediância civil”, chamando-os de anarquistas. Em estudos um novo pacote.
Rebelião e fuga na FUNABEM do RIO. 59 menores fugiram. Os cinco alojamentos do prédio foram destruídos. O Centro de Triagem será desativado. 
  26 a. de minha assunção na Chefia do EM/CPM, quando o comandante era o Coronel UBIRAJARA PISANI, em 10 de janeiro de 1989. Tinha deixado o comando da Área Centro –CPAM-1 para assumir esse cargo.
  26 a. da passagem de comando do CPAM-3: Saia o Cel. JÓBIO MIRANDA e assumia o Cel. OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO, no dia 10 de janeiro de 1989.
  25 a. da posse do Coronel PM LUÍZ ANTÔNIO DE ARAÚJO ROCHA no comando do CPAI-9, em BAURU, no dia 10 de janeiro de 1990. Permaneceu no comando por mais de quatro anos. Foi o último colega da turma de Aspirantes de 1963 – TURMA JOSÉ BONIFÁCIO – a passar para a reserva.
  25 a. CHINA anuncia o fim da lei marcial, e alega que tendo impedido demonstrações democráticas, salvou o país do abismo da miséria, em 10 de janeiro de 1990.
  23 a. falece o Major Ref. JOSÉ RAMIRO BUENO, em 10 de janeiro de 1992.
  22 a. da chegada do GESOFATO (BAHIA) com o EDMILSON (este, para tratamento gastro-intestinal no HC, em decorrência de uma hepatite B), no dia 10 de janeiro de 1993. GESOFATO já estivera em SÃO PAULO em novembro de 1990. Na data de 9 de janeiro de 2003, GESOFATO voltava a SÃO PAULO, em companhia do tenente NIASO (chegaram às 16:40 horas). No ano de 2004, mais uma vez, GESOFATO veio ao MMDS para mais uma reavaliação.
  21 a. da internação do bebê FERNANDO REJANI VENTURA, filho de meu primo RENATO VENTURA e CIDA (com 18 dias de vida) no HOSPITAL SANTANA, em MOGI DAS CRUZES, no dia 10 de janeiro de 1994.
  21 a. da descoberta de desvio de dinheiro pela CPI que investigava fraudes no pagamento de benefícios do INSS. Uma quadrilha especializada em fraudar processos fiscais da Previdência fez acordos danosos e eliminou dos computadores do INSS dívidas de várias empresas, provocando prejuízo de pelo menos um bilhão e meio de dólares para a UNIÃO. Em 10 de janeiro de 1994.
  21 a. presidente BILL CLINTON anuncia que a UCRÂNIA concordou em abrir mão de seu arsenal nuclear, o terceiro maior do mundo, em 10 de janeiro de 1994.
  18 a. das anotações feitas em 10 de janeiro de 1997: nesta sexta-feira, pela manhã, das 10:30 às 11:30 horas dou aula na ANDREY, na Rua WASHINGTON LUIZ. O BRITO pediu para esclarecer pontos obscuros que ficaram na aula de 8 de janeiro. O PLANO OSÓRIO é lembrado mais uma vez. FRANCISCO E CIDO participam no final. Na AORPM, tenho notícias do PLANO NACIONAL. Essa operação tem repercussões em SALVADOR nesta data. Será prorrogada em mais uma semana. No MMDC, o veterano PIRES e dona MARIA cuidam de uma prestação de contas da Sociedade à Secretaria do Bem Estar, referente ao ano de 1985. O CORONEL CANAVÓ, presidente, encontra-se no RIO. A Ata da Assembléia Geral de 4 de dezembro retorna ao MARCONI para corrigir um número enorme de erros que ele cometeu ao digitá-la. Recebo um telefonema de ROBERTO BRITO DE LIMA. Diz ele que a Secretaria da Fazenda mandou o IPVA do meu carro para o PONTO CERTO. É que, em 1991, quando comprei o SANTANA, dei o endereço do PONTO CERTO, onde eu trabalhava. Também me telefona o SARGENTO PM Ref MENESES, meu velho ordenança. Deixo a Sociedade às 16 horas com o veterano GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e um dos mais novos conselheiros do MMDC, residente em ARUJÁ. Está chuviscando quando vamos ao METRÔ SÉ. Em casa, nesta noite, sofro uma situação inusitada. Está chovendo e há inúmeras goteiras na biblioteca. O nosso vizinho dos fundos não tomou as devidas cautelas na construção de um sobrado. Da laje dessa construção escorre toda a água para a laje da biblioteca. Perco horas na faina de estender alguns plásticos que o Sr LUÍS me arrumou. A LUCINDA ajuda-me muito nisso, bem como o Sr LUÍS. Após cobrir os livros e demais papéis com os plásticos, tenho aumento de pressão e parece que levei uma surra. Não consigo dormir. O cuidado com a biblioteca me faz ficar preocupado com uma possível carga dágua. A sorte é que não chove mais nesta noite. Na interligação IMIGRANTES – ANCHIETA, uma seqüência de cinco engavetamentos, envolvendo 63 veículos, deixou um saldo de dois mortos e cerca de 21 feridos.  
  17 a. do retorno da mãe da LUCINDA – dona ESMERALDA – ao seu lar, no dia 10 de janeiro de 1998. Ficou em casa durante quinze dias, convalescendo de uma pneumonia. No dia 27 de agosto de 2002, dona ESMERALDA veio para casa, a fim de se tratar da saúde, bastante debilitada. Veio a falecer em 24 de julho de 2003.
  17 a. das anotações feitas em 10 de janeiro de 1998: ontem, dia 9 de janeiro, recebi um comunicado que a guia de pagamento do IPVA chegou no PONTO CERTO, na Rua CURUÇÁ. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR prontifica-se de me levar até esse lugar onde trabalhei em 1992, usando seu carro MONZA. Vamos reencontrar o ROBERTO BRITO DE LIMA já bem mais magro. Basta dizer que o peso do ROBERTO é metade do que tinha na época que o conheci. Perdeu um metro de cintura. O ROBERTO apresenta-nos alguns conhecidos, inclusive o gerente da VIMAVE, da Rua CURUÇÁ. Vamos tomar um café e o ROBERTO conta como passou um mês de férias na região de BANDEIRA DO SUL. Retornando para casa, na biblioteca, preparo o 15º tomo de minhas memórias – 10 de julho de 1964 a 9 de julho de 1965 – para ser relido. Passo a reler os dias 8 a 14 de janeiro de 1990 a 1997. Relembro a famosa briga entre eu e o CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, ocasionando minha transferência para o CPA/I-8, região de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, onde assumi o comando em 14 de janeiro de 1991. Dona ESMERALDA, irmã da LUCINDA, visita sua mãe, que ainda se encontra em casa. Mais tarde a mãe da LUCINDA quer regressar ao seu lar. O PM JOÃO GOMES leva a avó para sua casa, após ficar conosco durante quinze dias.
Na abertura da última rodada classificatória da 29ª Edição da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, no Estádio 1º de Maio, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, o SANTOS perde para o CRUZEIRO por 3 a 2. O time da VILA BELMIRO era considerado um dos favoritos da COPA e agora depende de outros resultados para se classificar. Dos 44 times que participam da competição, apenas 16 se classificam para a próxima fase – os campeões de cada grupo mais os cinco melhores vices. Até agora, apenas quatro equipes já confirmaram vaga: CRUZEIRO, JUVENTUDE, VASCO e GOIÁS.     
  16 a. da posse de MÁRIO COVAS para o segundo mandato como Governador de SÃO PAULO, no dia 10 de janeiro de 1999. Outras anotações neste domingo: vou realizar mais uma viagem até POÁ, a fim de rever minha mãe. Sem carro há cinco meses, tenho de usar ônibus, metrô e trem da CPTM para chegar até lá. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me novamente ao Caixa Eletrônico da Avenida TIRADENTES para retirar mais quatrocentos reais para a LUCINDA. Na banca de jornais do senhor FRANCISCO compro as revistas ISTO É e ÉPOCA cuja leitura vou fazer durante a viagem. Entre as reportagens: ITAMAR versus FHC no caso da moratória de MINAS; o Ministro da Defesa e as divergências entre os militares; o caso do assassinato da deputada federal alagoana CECI CUNHA; as demissões na FORD; a “EUROFOBIA”; os guerrilheiros das FARC na COLÔMBIA.
Na estação ARTUR ALVIM aguardo 40 minutos a chegada do trem. A “feira em movimento” (denominação do trem da CPTM) é um tormento para chegar em POÁ. Muita gritaria dos vendedores que percorrem o trem.
Subindo a Avenida 26 de MARÇO, em POÁ, cruzo com o meu primo CIDO. Às 13:30 horas estou chegando na casa de minha mãe. A velhinha acha ruim porque chego nesse horário. MARIZETE, ADALVO e FELIPE foram almoçar na casa de dona ONÍLIA. Minha mãe sente-se cansada após o almoço e resolve deitar. Eu faço o mesmo. Somos acordados com o soar do alarme na Escola MULTICURSOS NOBEL. Vou até lá, mas tudo está tranqüilo. Essa escola fica junta à casa onde mora o ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Minha mãe culpa o ADALVO e a MARIZETE por não pararem em casa.
A temperatura desta tarde é de 30 graus. O retorno para GUARULHOS começa às 17:20 horas. Na ARMÊNIA, embarco num lotação. Na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO encontro uma radiopatrulha encostada na casa de dona ABIGAIL. LUCINDA acha que o MARCELO, sobrinho de dona ABIGAIL anda metido com drogas.
Ao tentar prender um ladrão, o Soldado PM DJALMA BENEDITO DE MORAES, de 39 anos, foi baleado às 5 horas deste domingo, num matagal da Rua BENEDITO VALADARES RIBEIRO, VILA NOVA CUMBICA, em GUARULHOS. O PM perseguia o bandido que tentou violentar uma menor após roubar a carteira do namorado. BENEDITO pertencia à 3ª Companhia do 15º BPMM (GUARULHOS).
Desaparecido desde a noite de sábado, quando saiu para uma festa, o PM RUI PETERSON GUIMARÃES, de 20 anos, foi encontrado morto, com um tiro na nuca, num matagal do JARAGUÁ. Ele trabalhava no 20º BPMM.
O PM NELSON DE OLIVEIRA, de 33 anos, do 15º BPMM (GUARULHOS) foi preso hoje de manhã como suspeito de praticar assaltos a bilheterias de estações de trem.
30ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR: - o CORINTHIANS venceu o FLUMINENSE por 4 a 0.
MÁRIO COVAS toma posse neste domingo para o seu segundo mandato. A cerimônia realizou-se pela manhã na Assembléia Legislativa. COVAS criticou ITAMAR FRANCO em discurso de 21 minutos, demonstrando ser contra a moratória mineira.
CAMPEONATO SUL-AMERICANO SUB-20, em TANDIL, ARGENTINA: URUGUAI 7 x COLÔMBIA 1 e BRASIL 1 x PARAGUAI 1.        
  15 a. falece o Coronel Ref. MÁRIO FERREIRA, em 10 de janeiro de 2000. Quando servi ao BATALHÃO DE GUARDAS, nos anos 1960, o MÁRIO FERREIRA ali se apresentava, transferido que foi do 5º BP (TAUBATÉ), como CAPITÃO.
  15 a. AMÉRICA ONLINE concorda em comprar o gigante da mídia TIME-WARNER por 152 bilhões de dólares, em 10 de janeiro de 2000. É a maior fusão corporativa da história.

ACONTECEU EM 10 DE JANEIRO DE 2001  :  -    TERÇA-FEIRA
Passo pela agência do BANESPA, no prédio do Corpo de Bombeiros, na Rua ANITA GARIBALDI. Ali encontramos vários oficiais conhecidos. No CCB, o SARGENTO RAMOS diz que as obras na Sociedade Veteranos de 32-MMDC sofrem uma parada porque a maioria do pessoal da Prefeitura dos Bombeiros está em férias.

O presidente da Sociedade estuda toda a documentação existente, procurando historiar os desmandos de REGINA CELENTANO desde 1987. Não se pode conceber a permanência dessa mulher perniciosa à Sociedade após o que ela andou fazendo nos anos 1980. Resultado: aprontou novas confusões em 1996 e 1997. Tudo isso originou sua expulsão em 10 de fevereiro de 1998. Agora ela procura envolver o Comando Sudeste.
O CORONEL PM MELO ARAÚJO telefona-me. Diz ele que REGINA o procurou no BANCO REAL e conseguiu chegar até o seu escritório. Quer ele que pesquisemos em torno do nome do GENERAL-DE-DIVISÃO BENJAMIN CABELLO BIDART. Teria ele participado da revolução de 1932 num local denominado QUITÉRIA, como tenente das forças sob o comando do GENERAL BERTOLDO KLINGER.
Passa pelo MMDC o SARGENTO MARCELINO, da DIRETORIA DO PESSOAL. Há alguns anos ele cuida do setor onde são feitas certidões do pessoal pertencente à antiga FORÇA PÚBLICA. Muita gente ligada à Revolução de 32 procura-o para informações. 

RONALDINHO, jogador de futebol, criticou a declaração de EDMUNDO que denunciou a existência de uma cláusula no contrato de RONALDINHO com a NIKE que o obrigava a jogar 90 minutos de todas as partidas da COPA DE 98. “Ele foi irresponsável e mentiroso. Eu acho que tenho um pouquinho mais de credibilidade do que ele”, disse RONALDINHO ao depor na CPI DO FUTEBOL.

O português FRANCISCO DOMINGUES FEBRERDA levou a garota de programa MARLEI DA SILVA FELICIANO ao motel ASTÚRIAS. Como nunca havia ido a um motel, FEBRERDA ficou olhando o quarto, enquanto MARLEI pulou na piscina. O ralo sugou o seu cabelo e ela acabou morrendo. Quando ele tentou cortar o cabelo com uma faca já era tarde.
     
No discurso de posse do presidente da FEBEM, o governador MÁRIO COVAS mostrou dificuldades para articular palavras. DONA LILA, sua mulher, sentada à sua direita, não deixou que ele continuasse a falar, explicando que o governador havia tomado remédios fortes que o deixaram naquela situação. Ele insistiu e foi aplaudido pelas pessoas que assistiam a solenidade. “Os remédios são muito fortes”, afirmou DONA LILA.

FALECEU o ex–secretário Estadual de Justiça (1973) e Segurança Pública (1974) WALDEMAR MARIZ DE OLIVEIRA JÚNIOR, de 77 anos. Professor de Direito e advogado, MARIZ, pai de ANTÔNIO CLÁUDIO DE OLIVEIRA (ex–secretário de Segurança Pública), estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde 28 de novembro e morreu às 20h50, de acidente vascular cerebral. Durante o governo LAUDO NATEL, MARIZ assumiu em 10 de setembro de 1973, a Secretaria Estadual dos Negócios da Justiça. Foi diretor do curso de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas, e professor titular de Direito Judiciário Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC–SP), tendo publicado alguns livros.     

2 002:  -     QUINTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL No. SEIS, de 10 de janeiro de 2002.
CAIXA BENEFICENTE DA POLÍCIA MILITAR
PORTARIA S-01  , de 9 de janeiro de 2002.
DESIGNANDO a COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DO 1º CENTENÁRIO DESTA CBPM, a qual será composta pelos OFICIAIS SUPERIORES nominados conforme segue:-
PRESIDENTE – Cel. Res. ANTÔNIO GOMES DA SILVA,
VICE- PRESIDENTE – Cel. Res. GERALDO MENEZES GOMES,
MEMBRO – Cel. Res. PLÍNIO ANGANUZZI,
MEMBRO – Cel. Res. MÁRIO FONSECA VENTURA e
SECRETÁRIO – Cel. Res. PAULO GALANTE.
Converso, via fone, com o Cel. Paulo Galante sobre essa publicação no Diário Oficial. Ainda não está marcada a data da reunião.

PROCURO, nesta manhã, uma agência bancária do BRADESCO para depositar uma quantia em dinheiro referente à assinatura do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, porque funcionários do setor de cobrança debitaram, em saque automático, essa quantia na conta de uma outra pessoa. Não consigo efetuar esse depósito por causa da extensão das filas nessas agências. Também no BANESPA a situação não melhorou. Ali, converso com o velho Coronel Ref. CASTILHO, andando mal das pernas.
LUCINDA pediu para efetuar um empréstimo de MIL REAIS para compras no mercado, amanhã. Deverei saldá-lo em oito parcelas de cento e cinqüenta reais, a contar de 10 de fevereiro de 2002.

Na praça CLÓVIS BEVILACQUA, converso com o CORONEL da reserva VLADIMIR DOS REIS PIRES.

A reunião no MMDS foi muito fraca, com quase todos os oficiais em destino, fazendo palestras ou dando aulas.

Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC não podemos contar com a funcionária dona CÉLIA porque ela está socorrendo seu filho DIEGO, que recentemente machucou um pé. O VASCO vai verificar na NOSSA CAIXA porque ainda não caiu o cheque de quinze mil reais da Secretaria da Cultura. Fico sozinho no MMDC e tenho de atender diversos telefonemas e pessoas que nos procuram. É o caso do senhor ADMIR, de CRUZEIRO, que nos diz que seu sogro, ex-combatente de 32, LUIZ GONZAGA INOCÊNCIO, nascido em 1912, faleceu em 19 de outubro de 2001 e, agora, ele luta para transferir a PENSÃO ESPECIAL para a viúva e não está conseguindo nada.

Uma pessoa responsável pela LIVRARIA AMBULANTE CHICO XAVIER procura-nos para tentar conseguir energia elétrica durante a permanência do veículo, na frente da Sociedade. Mando procurar o presidente da Sociedade, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA que, adoentado, não comparecerá na Sociedade nesta quinta-feira.   

OS ESTADOS UNIDOS começaram hoje a trasladar membros da organização terrorista AL-QAEDA e do deposto regime TALEBAN, capturados no AFEGANISTÃO para a base americana de GUANTÁNAMO, no leste da ILHA DE CUBA. O primeiro grupo, de 20 presos, partiu num avião de transporte C-17 que decolou do aeroporto de KANDAHAR para um vôo de 12 horas e sob intensas medidas de segurança. Em sua viagem até CUBA, o avião fez uma escala para reabastecimento em algum lugar num divulgado.

A dona de casa ROSANA RANGEL MELOTTI, de 51 anos, foi assassinada, de madrugada, com quatro tiros de fuzil, diante de sua casa, no bairro ALTO TAQUARAL, em CAMPINAS, depois de passar seis dias seqüestrada. O corpo foi encontrado por policiais militares que faziam a ronda pelo bairro. ROSANA foi levada por quatro homens quando chegava em casa, na noite de 4 de janeiro. A vítima teria sido morta porque não houve acordo sobre o valor do resgate.

PMs estouraram hoje à tarde um cativeiro na zona leste da capital, onde a dentista KÁTIA BETAGLIA VILAS BOAS era mantida refém desde o dia 10 de janeiro. Uma denúncia anônima, feita pela manhã, permitiu a descoberta do local, a casa de número 4 na rua MAURÍCIO BITTENCOURT, no bairro do LAGEADO. Os seqüestradores estavam numa segunda casa e conseguiram fugir antes da chegada da polícia.

O novo secretário da Segurança Pública, o promotor de Justiça SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, afirmou hoje que quando assumir o posto, no dia 22 pretende motivar os policiais para o combate mais efetivo à criminalidade, investir no policiamento de rua, cobrar e acompanhar de perto as ações da corporação. Não pretende mudar os comandos das duas polícias.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO sancionou hoje o novo CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO, conjunto de 2046 artigos que alteram questões centrais da vida da população, como a redução da maioridade civil de 21 para 18 anos. O texto substitui o atual código, elaborado em 1916. A nova legislação, contudo, só entrará em vigor daqui a um ano, em janeiro de 2003.

2 003  :  -    SEXTA-FEIRA
Preso e torturado pela primeira vez, acusado de traição, JAMES BOND (PIERCE BROSNAN) escapa do confinamento e entra num hotel cinco – estrelas de HONG KONG sem camisa, barbudo, cabeludo, empiolhado, quase um náufrago de DANIEL DEFOE. Ainda assim é reconhecido pelo gerente e consegue a suíte presidencial e uma massagista de pernas longas para recompor-se e reassumir a velha fleugma britânica. Estamos em OO7 – UM NOVO DIA PARA MORRER, o 20º filme de JAMES BOND, o único agente secreto de Sua Majestade que tem licença para matar – e para “cantar” ao mesmo tempo a própria chefe, uma velha dama aposentada, e sua secretária sonhadora. BOND, desta vez não está sozinho: divide a cena com JINX (HALLE BERRY), uma mulher independente, negra, americana, tórrida e que também tem “license to kill”, como o inglês. O novo JAMES BOND, o primeiro do novo século, é, como de hábito, vertiginoso. Tentando limpar o próprio nome, enlameado numa trama sórdida, ele tem pressa. Só para a cena inicial de surfe nos mares da CORÉIA, são convocados quatro entre os maiores surfistas do ranking mundial. A parte mais exótica da produção se passa num castelo de gelo na ISLÂNDIA, terra de BJORK. Com um detalhe: eles nunca foram à ISLÂNDIA, tudo é feito em estúdio. JAMES BOND se ocupa de “quebrar o gelo” nesse cenário abaixo de zero, levando a glacial MIRANDA (ROSAMUND PIKE) para a cama. Tem mergulhos num mar congelado, perseguições em planícies brancas, estufas monumentais.  O filme começa na CORÉIA e passa por CUBA, INGLATERRA, ISLÂNDIA. O vilão é um cavalheiro inglês (um “oriental em provisória pele de  nobre”, como mostra preconceituosamente o filme), o empresário GUSTAV GRAVES (TOBY STEPHENS, de SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO e COWBOYS DO ESPAÇO). Seu braço direito é um coreano albino com diamantes incrustados no rosto chamado ZAO (RICK YUNE, de NEVE SOBRE OS CEDROS).
  
O bebê IAGO é trazido pela KÁTYA EL MOUALLEN para a LUCINDA e a MARLENE tomarem conta. O menino estava sendo cuidado por uma pessoa de BELO HORIZONTE (NORMA), que estava passando algum tempo na residência da mãe da KÁTYA. Houve um certo problema ontem, na casa da KÁTYA, e, agora, o IAGO vem mais uma vez para os cuidados da bisavó e da MARLENE. Hoje, até o JOÃO (que se encontra de férias nesse mês de janeiro), toma conta do neto. O único que está enfezado é o PAULO CÉSAR, resmungando pela casa, não se sabendo bem qual seria o problema.
Em SÃO PAULO, com alta temperatura, vou chegar no MMDS por volta das 11:30 horas. Ali encontro GESOFATO e NIASO. Dizem que chegaram em São Paulo por volta das 16:30 horas de ontem. Na programação que eles cumprirão em São Paulo. não é somente no MMDS que farão estágio. O NILDO vem auxiliar na elaboração de tarefas. Traz consigo BERNARDI. Durante um bom tempo NIASO fala sobre política baiana. Tem ele verdadeiro asco de ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES a quem chama de o maior quadrilheiro da BAHIA, há mais de dez anos no poder.

FALECEU neste dia o CORONEL PM Ref. JOSÉ IVO NOGUEIRA, pai do Cel. Res. LUÍS CARLOS NOGUEIRA, presidente da ADEPOM. Nasceu em 15 de maio de 1925. Na inatividade, prestou serviços na AORRPM e na ADEPOM, onde criou e presidiu a CREDISECRES (Cooperativa dos Servidores da Polícia Militar) em formação quando de seu passamento. 

Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC não contamos com a presença do Sr. MARCONDES. Ele, por telefone, conta-me que esteve reunido, pela manhã, em sua residência, com o general BUENO e mais dois advogados da NESTLÉ. Parece que a luta contra o IPH está ganha. OREZ comparece na Sociedade mais tarde. Estivemos no Corpo de Bombeiros, no posto de serviço do BANESPA. Também procuro o comandante dos bombeiros, CORONEL WÁGNER FERRARI, mas ele se encontra em RIO CLARO. Irei discutir com ele o problema da reforma da sede do MMDC.

Acusado de roubar cinco mil reais do comerciante MARCELO RAMPINELLI, de 37 anos, o espanhol GREGÓRIO CONDE RODRIGUEZ, de 35 anos, foi perseguido pelas ruas do PARI. Após bater seu fusca azul em quatro veículos, ele acabou dominado pelo sargento JURANDIR NASCIMENTO, que teve o apoio de um policial civil.

A FEBEM de FRANCO DA ROCHA, na Grande São Paulo, viveu a segunda rebelião em dois dias e a quarta em menos de um mês. Hoje, a maioria dos 277 internos da unidade 30 fez três pessoas reféns durante uma hora e meia, mas foi contida por funcionários.

O empresário JOSÉ BATISTA MACHADO, de 54 anos, e seu filho, UMBERTO BATISTA MACHADO, de 29, foram mortos hoje de madrugada no JARDIM MUTINGA, BARUERI. O crime aconteceu a dois quarteirões da fábrica de JOSÉ, a PROLOY, especializada em peças plásticas. JOSÉ teria atropelado um ladrão que assaltou sua fábrica, há um mês e, hoje, comparsas do bandido teriam voltado para vingá-lo.
Na primeira grande operação realizada na gestão da governadora ROSINHA MATHEUS, que previa o cumprimento de quatro mandados de prisão contra traficantes, a polícia do RIO matou, pelo menos, onze pessoas – seis dentro de uma casa, entre elas um jovem de 17 anos que seria inocente – em duas favelas de BANGU, zona oeste da cidade, no início da manhã. Um cabo PM também morreu em confronto com criminosos e um inspetor levou um tiro na cabeça e está internado em estado muito grave.

A governadora do RIO, ROSINHA GAROTINHO, afastou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado, RODRIGO SILVEIRINHA CORRÊA, ex–subsecretário de Administração Tributária do ex–governador ANTHONY GAROTINHO. CORRÊA está sendo investigado pela suspeita de ter enviado 8,9 milhões de dólares para contas na SUÍÇA junto com CARLOS EDUARDO PEREIRA RAMOS, seu ex–subordinado, LÚCIO MANOEL DOS SANTOS PICANÇO, ex–chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda, e o fiscal RÔMULO GONÇALVES. A Polícia Federal localizou um total de 32 milhões de dólares no exterior, enviados por servidores cariocas.

O clima de campanha eleitoral marcou a visita do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e seus ministros a favelas do PIAUÍ e PERNAMBUCO, as duas primeiras escalas da chamada “CARAVANA DA FOME”. Até palanque foi montado na VILA IRMÃ DULCE, em TERESINA, onde LULA discursou, como se fosse candidato, para um público emocionado. Mas ele não anunciou nenhuma medida concreta de combate à fome.

Em PARIS, o ex–presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO disse que o início do governo LULA tem sido “globalmente positivo”.
 

GUSTAVO KUERTEN deu um verdadeiro show de tênis na sua vitória sobre o argentino GUILLERMO CORIA. GUGA está garantido para as semifinais do ATP TOUR DE AUCKLAND e decidirá uma vaga na final diante de outro argentino, MARIANO ZABALETA.

O técnico GENINHO assumiu hoje o cargo no CORINTHIANS disposto a manter o time no ataque e, para isso, admitiu que pode usar a tática adotada por PARREIRA, do 4-3-3.

ENCONTRADO o avião peruano que desapareceu na selva amazônica na quinta–feira, dia 9 de janeiro, com 46 ocupantes a bordo. Não foram achados sobreviventes. Em CHACHAPOYAS.

Os brasileiros que disputam o RALI PARIS-DACAR tiveram, hoje, o dia mais cansativo até agora, exatamente quando foi atingido a metade do percurso programado. Foram 567 km entre SABHA e ZILLA, no deserto da LÍBIA. JEAN AZEVEDO, nas motos, terminou em terceiro na classificação geral, embora tivesse vencido na categoria PRODUCTION, atrás apenas de dois bicampeões da prova, o francês RICHARD SAINCT, vencedor, e o italiano FABRIZIO MEONI. ANDRÉ AZEVEDO também concluiu a etapa em terceiro, com seu caminhão TATRA, ao lado dos checos TOMAS TOMECEK e MIRA MARTINEC. Eles estão em terceiro na classificação acumulada. A vitória ficou com o líder entre os caminhões, o holandês GERARDUS DE ROOY. KLÉVER KOLBERG e LOURIVAL ROLDAN ficaram em 18º na geral de carros e em 4º na categoria  SUPER  PRODUCTION  DIESEL. Na acumulada, ocupam a 14ª posição. O veterano finlandês ARI VATANEN, quatro vezes campeão do PARIS-DACAR, venceu a etapa.
O piloto japonês KENJIRO SHINOZUKA, que corria risco de vida após sofrer um grave acidente ontem, foi declarado hoje fora de perigo.

O governo stalinista da CORÉIA DO NORTE se retirou, hoje, do TRATADO DE NÃO–PROLIFERAÇÃO NUCLEAR, aumentando ainda mais a crise com o OCIDENTE. O anúncio do fechado Estado comunista detonou uma onda de preocupação, alerta e condenação em todo o mundo, mas a CORÉIA DO NORTE disse que não tem qualquer intenção de desenvolver um programa de armas nucleares.
O TRATADO tem como objetivo evitar uma guerra nuclear e instaurar a cooperação internacional para a utilização civil da energia nuclear. O TRATADO, firmado em 1970, foi ratificado no final de 2002 por 188 países, inclusive as cinco potências nucleares e membros permanentes do Conselho da ONU: EUA, REINO UNIDO, RÚSSIA, CHINA e FRANÇA.

O cantor do BEE GEES, MAURICE GIBB foi internado em estado grave em um hospital de MIAMI, EUA. O músico, de 53 anos, passou mal em sua casa e teve de ser operado às pressas. Estaria com o intestino bloqueado. MAURICE, vocalista, baixista e tecladista da banda, é conhecido pelos fãs como o mais engraçado dos três irmãos e que gosta de se apresentar de chapéu.

ASSISTO na BANDEIRANTES – HISTÓRIA DE UM AMOR – com MICHAEL O´KEEFE, RANDY QUAID, REBECCA DeMORNAY e MARTIN RITT. Um jovem jogador de beisebol se apaixona por uma bela cantora de rock. As coisas começam a complicar quando ela acredita que está se dedicando pouco a seu outro amor, a música. Ela retorna, então, ao palco. Sua decisão faz o jogador entrar em depressão, ameaçando a vitória de seu time. 

2 004   :   -      SÁBADO
Pela manhã, leio os costumeiros jornais dos quais sou assinante e, aproveitando a tranqüilidade do sábado, procuro acertar meus arquivos, um tanto quanto desatualizados por causa das atribulações que tive com a presidência da ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que adequou o ESTATUTO da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA E REFORMADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Não foi fácil presidir essa ASSEMBLÉIA, bem mais complicada do que aquela ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL, de 11 de dezembro de 2003.
LUCINDA queixa-se de dores na perna esquerda, mas não tem sossego. Trabalha o dia inteiro. Minha mãe telefona para saber meu estado de saúde e para saber se irei amanhã em POÁ. Cumprimento o MAJOR Ref. ARLINDO DE SOUZA PICOLI, que hoje está completando 75 anos de idade, bem como a esposa do Cel NILSON GIRALDI, dona IVONE GIRALDI, que completa 65 anos neste sábado.

FALECEU no RIO DE JANEIRO, o embaixador ALCIDES DA COSTA GUIMARÃES. Diplomata de carreira, representou o BRASIL em diversos Postos e Comissões Especiais. Durante doze anos foi inspetor geral de finanças do Ministério das Relações Exteriores. Serviu em GENEBRA, na Comissão de Desarmamento junto à ONU e, em BUENOS AIRES, com o embaixador AZEREDO DA SILVEIRA. Foi cônsul geral em FLORENÇA, ITÁLIA, e BALTIMORE, nos EUA. Como embaixador serviu na POLÔNIA e GRÉCIA, quando passou para o quadro especial do ITAMARATY.

Um ônibus que transportava trabalhadores rurais, foi levado pela correnteza, nas proximidades de JABOTICABAL, às 18:30 horas de ontem. Até às 20 horas de hoje, quando as buscas foram suspensas, os bombeiros haviam encontrado os corpos de quatro homens e quatro mulheres. De acordo com o CORONEL JAIR PACA DE LIMA, Comandante do CORPO DE BOMBEIROS, que está comandando uma força-tarefa da Capital enviada para a região, há ainda quatro mulheres desaparecidas. “Dos trinta trabalhadores, 18 foram encontrados apenas com ferimentos leves”, afirma JAIR. Além do comandante do Corpo de Bombeiros, dois tenentes, um capitão e 40 bombeiros trabalham nas buscas, munidos de um caminhão-baú com equipamentos de salvamento, seis barcos motorizados, equipamentos de mergulho e de iluminação, dois jipes, um microônibus e um helicóptero. O CORONEL JAIR disse que o nível do córrego já está voltando ao normal, o que pode facilitar as buscas aos desaparecidos. O acidente ocorreu depois que o motorista do ônibus perdeu a direção ao passar por um trecho alagado da rodovia que liga TAQUARITINGA a TAQUARAL. A pista foi invadida pelas águas de um córrego, que transbordou por causa da forte chuva que atingiu o local na sexta-feira, dia 9. Um motorista que vinha atrás do ônibus contou que o motorista seguia em alta velocidade. Ao entrar na área alagada, o ônibus derrapou e começou a girar, caindo no córrego. Nesse trecho, a estrada passa sobre uma tubulação que canaliza o córrego. O motorista conseguiu escapar, mas a mulher dele está desaparecida.

O pintor VÁLTER FERREIRA SANTOS, de 30 anos, morador em SERRA NEGRA, interior de SÃO PAULO, se trancou em um quarto e matou a golpes de facas os dois filhos, a menina de 8 anos e o garoto de seis, às 21:30 horas de ontem. Ele foi preso e levado à Cadeia Pública, onde se suicidou hoje, por volta das 17 horas. O pintor já havia feito ameaças contra as crianças, caso a mulher não reatasse o casamento. No mesmo horário do enterro dos filhos, SANTOS se enforcou com um cinto, enquanto o preso que estava com ele na cela dormia. A polícia vai abrir inquérito para apurar o caso.

A irmã do lutador VICTOR BELFORT (casado com a ex-feiticeira JOANA PRADO) foi levada ao trabalho por sua mãe, JOSITA, que a deixou por volta das 10 horas no prédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no centro do RIO. À tarde, a família recebeu um telefonema de um colega de PRISCILA, afirmando que ela não havia aparecido no emprego. Segundo TIAGO PRADO, irmão de JOANA, ainda não há indícios de que tenha sido seqüestro. Ele autorizou a divulgação da notícia e afirmou que a polícia está afastada do caso. HOJE à tarde, a família de PRISCILA a procurava em hospitais, hotéis e até no IML. “Esperamos que nada de mau tenha acontecido a ela e que tudo isso se resolva rapidamente”, comentou RICARDO SAITO, empresário de VICTOR BELFORT.

O desempregado EDNÍLSON DA SILVA, de 21 anos, foi morto com um tiro de submetralhadora disparado pelo PM IVAN CÉSAR SALVADOR, de 33 anos, na noite deste sábado, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. O crime ocorreu dentro de um veículo policial, após três amigos de SILVA terem fugido da polícia de carro, pois o motorista não tinha habilitação. O PM IVAN alegou que o tiro na boca do rapaz foi acidental, mas os moradores do MIRANTE DO BUQUIRINHA –onde a vítima morava- falam em execução. O PM IVAN foi preso por homicídio culposo e levado para o PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES.

O atacante RONALDO foi multado em seis mil euros (cerca de vinte mil reais) por viajar a LONDRES, na quarta-feira, dia 7, sem a permissão dos dirigentes do REAL MADRID, e chegou atrasado ao treino.

FALECEU o jornalista ANTÔNIO CARLOS GODOY MARTINEZ, da redação do DIÁRIO DA ASSEMBLÉIA. Natural de RANCHARIA (SP), nasceu em 1º de  abril de 1947. Formou-se em jornalismo na Faculdade CÁSPER LÍBERO, tornando-se um vibrante e combativo militante da imprensa paulistana. Tendo ingressado na Assembléia Legislativa nos idos de 1980, no cargo originalmente denominado Redator Parlamentar, ocupou cargos de destaque, como redator chefe e diretor. Durante anos, comandou o Serviço de Artes Gráficas da Assembléia, tendo sido responsável pela idealização de diversos projetos gráficos e editoriais. Trabalhou, ainda, na área de Comunicação da Secretaria Geral de Administração da Assembléia Paulista. Atualmente, vinha exercendo a função de diretor-adjunto do DIÁRIO DA ASSEMBLÉIA.

ASSISTO na GLOBO “O LAGO DA MORTE”, filme de 2000. Direção de PO CHIH LEONG, com JUDD NELSON, HEDY BURRESS, MICHAEL WEATHERLY e SUSAN GIBNEY. Um roteirista, que mora em uma cabana junto a um lago, perto de LOS ANGELES, faz uma pesquisa para seu novo roteiro seqüestrando e afogando jovens garotas. Ele as coloca em seu jardim, no fundo do lago, com outras meninas mortas e diariamente mergulha para observá-las. Uma garota, ao ser jogada ao lago, consegue escapar e outros corpos são encontrados, o que conduz a um plano para que a polícia possa capturar o criminoso. Um tema um tanto quanto mórbido, mas que segura a atenção.
  
2 005   : - SEGUNDA-FEIRA 741593//42/ 82 10120315H1/ 6181/31323181/ -  1313 131 – 15215215 115113 (18216-141/)
Leio no DIÁRIO DE SÃO PAULO, na coluna DIÁRIO PAULISTA: - SEGURANÇA INTEGRADA
“O ex-Comandante da Polícia Militar do Estado de SÃO PAULO, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, deve assumir uma coordenadoria que fará o contato entre a Secretaria Municipal de Governo e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). O CORONEL PM RUBENS CASADO, que foi chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da PM, assumiu o comando da guarda na sexta-feira. As novidades na segurança do Governo municipal mostram que PM e GCM devem trabalhar muito mais unidas do que na gestão anterior.
Esse assunto vamos comentar com os oficiais na reunião das 12:30 horas, no MMDS, quando aproveitamos a hora do almoço para discutir as novidades mais interessantes da semana que está começando. Também falamos sobre a passagem para a reserva do CORONEL PM MAURO VIÁFORA VIEIRA, recentemente transferido para o GABINETE DO COMANDO GERAL. Causa uma certa surpresa, pois o CORONEL VIÁFORA foi promovido a esse posto em 20 de março de 2003 e teria alguns anos para permanecer como CORONEL. Pouco tempo fico em companhia deles porque prometi estar às 14 horas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro o presidente, GERALDO FARIA MARCONDES, examinando o novo estatuto. Entregue no Cartório MEDEIROS para registro, deverá demorar uns 15 dias para que isso seja efetuado. Diz o Sr MARCONDES que o Palácio mandou-lhe uma documentação onde atesta que governo não tem condições de assumir a manutenção do Monumento-Mausoléu, como queria o presidente. Ele quer tentar passar essa responsabilidade para a Prefeitura. Logo mais chega o CORONEL MENDES e se vê que o Sr MARCONDES está longe de cumprir com a sua ameaça de demissão, inclusive escrevendo uma carta para o “ESTADO DE SÃO PAULO” como disse no dia 17 de dezembro, por ocasião da Assembléia Geral. O grande problema do MMDC é que a dívida da Sociedade vai aumentando. O CORONEL RENALDO, tesoureiro, viajou para o RIO DE JANEIRO e só estará de volta na sexta-feira, dia 14 de janeiro. Dou o palpite de se reunir o CONSELHO DELIBERATIVO (antigo CONSELHO SUPREMO), tão logo seja possível, a fim de colocar um presidente nesse órgão. O Sr MARCONDES não está com vontade de realizar essa reunião, por enquanto. Outro assunto é a CONSULTORIA JURÍDICA, que ele deveria organizar já, de acordo com o novo estatuto. Mas nada disso ficou decidido hoje. Diz o Sr MARCONDES que deverá viajar até SOROCABA para resolver o problema do MMDCA, uma excrescência histórica, criada por uma lei absurda, provocada por um deputado estadual de SOROCABA, CALDINI CRESPO. Falamos também que deveremos retornar à carga a permanência do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, alterada por uma lei municipal da prefeita MARTA SUPLICY. O CORONEL MENDES sai logo porque irá ao dentista e o Sr MARCONDES deixa a Sociedade um pouco depois das 15 horas.
Numa tarde de mais de trinta graus, o retorno para GUARULHOS não é agradável.
Nesta data, 10 de janeiro, o CORONEL PM JOSÉ PAULO MENEGUCCI assumiu o Comando do Policiamento Ambiental. Nasceu em 29 de outubro de 1955. Ingressou na PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. Serviu nas seguintes UNIDADES: 2º BPMM, CPTran, Casa Militar (governos MONTORO e COVAS/ALCKMIN), 1º BPRv, DEI, APMPMSP, 5ª EM/PM, 4º EM/PM, SSP-OUVIDORIA, CORREGEDORIA PM, CPI/6 e CPAmb.

O novo presidente do PALMEIRAS, o delegado aposentado AFFONSO DELLA MÔNICA NETTO, de 68 anos, é um fanático por futebol. Tanto que chefiou a delegação palmeirense em todos os jogos do CAMPEONATO BRASILEIRO. Sempre fez questão de viajar, independentemente para onde quer que o time fosse, apenas para estar ao lado dos jogadores, acompanhando tudo de perto. E prometeu reforçar o time. Neste quesito tem o mesmo estilo do antecessor MUSTAFÁ CONTURSI.

FALECEU na noite, aos 79 anos, no RIO DE JANEIRO, o jornalista, ator, músico, escritor, dramaturgo, violinista e tradutor HÉLIO BLOCH. Foi diretor da revista MANCHETE e do jornal ÚLTIMA HORA. Juntamente com GLÁUCIO GILL, fundou o TEATRO SANTA ROSA. Escreveu o musical A ÚLCERA DE OURO. Especializado em publicidade e marketing, deixa publicado o livro A TARTARUGA CIBERNÉTICA.
 
Uma falha no sistema elétrico provocou hoje um incêndio no edifício CBI ESPLANADA, no VALE DO ANHANGABAÚ. Devido ao fogo, ruas da região central tiveram a energia cortada pela ELETROPAULO. O prédio, que possui 31 andares, abriga principalmente escritórios, mas lá também funcionam órgãos públicos como o ILUME (DEPARTAMENTO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA). O edifício fica na rua FORMOSA, 367, próximo ao TEATRO MUNICIPAL e à PREFEITURA de SÃO PAULO. Cerca de 800 pessoas trabalham ali e outras 1.500 passam pelo prédio por dia, segundo funcionários. De acordo com os bombeiros, 68 pessoas foram encaminhadas a hospitais, vítimas de intoxicação, sem gravidade. Foram mobilizados 25 carros e 120 homens do Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, para controlar a situação. O CORONEL JAIR PACA DE LIMA, comandante dos Bombeiros, disse que o fogo começou às 17 horas, no segundo subsolo, onde há um gerador de força. O equipamento utiliza um óleo conhecido como ascarel, cuja queima produziu grande quantidade de fumaça tóxica. Já no fim do horário comercial, quando as pessoas se preparavam para deixar o local, o alarme de incêndio começou a soar. Muitos pensavam que se tratava apenas de um treinamento. O pânico só se generalizou quando a fumaça invadiu os andares, dificultando a fuga. O empresário HORÁCIO LAFER PIVA, ex-presidente da FIESP, estava no prédio e disse que ficou “muito intoxicado” e que ajudou pessoas a deixarem o local. Assessores do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO também tiveram de fugir pelas escadas de emergência. O prédio abriga a sede do INSTITUTO FHC, que contém documentos, livros e arquivos pessoais do ex-presidente, que não estava no local. O INSTITUTO FHC tem mais de dois mil metros quadrados, distribuídos entre dois subsolos e um andar.
Em outro incêndio na região central, 25 barracos foram destruídos na FAVELA DO MOINHO, localizada às margens da linha da CPTM. Pelo menos 50 pessoas ficaram desabrigadas, e as causas ainda são desconhecidas.

O ouvidor da Polícia do Estado de SÃO PAULO, ITAJIBA FARIAS FERREIRA CRAVO, será investigado por racismo. A pedido do promotor FERNANDO CÉZAR BURGOGNE DE ALMEIDA, o delegado seccional de Polícia de SÃO SEBASTIÃO, JOÃO BARBOSA FILHO, instaurou inquérito policial para apurar se foi criminosa a conduta de CRAVO na madrugada de sábado, dia 8, no restaurante COMPANHIA DAS ÍNDIAS, na PRAIA DE BORACÉIA, em SÃO SEBASTIÃO.
   
Cinco encapuzados armados com fuzis, metralhadoras e pistolas dispararam cerca de 90 tiros contra a fachada do 57º DISTRITO POLICIAL, no PARQUE DA MÓOCA, hoje de madrugada, matando o carcereiro JOSÉ LUÍS PEREIRA BEZERRA, 39 anos, e ferindo o investigador DANIEL MARQUES CÉSAR, 41 anos, que reagiu. O objetivo seria resgatar traficantes. O investigador recebeu tiros no braço e no peito. Sua vida foi salva por uma caneta e uma chave que estavam no bolso de sua jaqueta. O DENARC informou que dois traficantes são de CARAPICUIBA. Disse que os presos estavam no DP porque não havia vagas em CDPs. Socorrido em um hospital da região, CÉSAR passa bem.

FALECEU a professora EMÍLIA JOAQUINA MOURA MORAES. Aos 55 anos, em SÃO PAULO. Era professora de ARTE, na UNIFIEL, em OSASCO. Casada com o jornalista JOSÉ CARLOS CAFUNDÓ DE MORAES, editor do SUPLEMENTO AGRÍCOLA de “O ESTADO”.

O compositor e cantor JUCA CHAVES, de 66 anos, está internado no Hospital SÃO RAFAEL, em SALVADOR, para tratamento de problemas cardíacos. O músico foi internado às pressas nesta segunda-feira, com diagnóstico de síndrome coronariana aguda, que pode indicar angina ou infarto. Nascido no RIO em 22 de outubro de 1938, foi em SÃO PAULO que JURANDIR CHAVES cresceu. Suas primeiras canções animaram festas no Colégio MACKENZIE, no centro paulistano. Mesmo com sólida formação musical, JUCA jamais abriu mão de ser um cantor popular, passando tanto por temas líricos (“POR QUEM SONHA ANA MARIA” e “CÚMPLICE”) quanto por sátiras sociais e políticas. Sua irreverência, porém, fez com que fossem censuradas várias canções, entre elas: “PRESIDENTE BOSSA NOVA” (1961). Alcançou o maior sucesso, porém, com a fita-cassete e o LP “JUCA CHAVES, O PEQUENO NOTÁVEL”, com piadas e canções de duplo sentido que corriam de boca em boca em 1970. JUCA mudou-se há mais de duas décadas para a PRAIA DE ITAPOÃ, em SALVADOR, com a mulher YARA. O casal tem duas filhas – MARIA CLARA de 5 anos, e MARIA MORENA, de 4.
 
O piloto espanhol JOSÉ PEREZ, que tinha 41 anos, morreu ontem, na ESPANHA, três dias depois do grave acidente em que se envolveu na última quinta-feira, dia 6, durante a sétima etapa do RALI DACAR. Ele foi removido para o DACAR, onde foi assistido na clínica DU CAP e removido para o hospital ALICANTE após o acidente. No dia 8, sábado, PEREZ seria trasladado para a ESPANHA, mas outro participante do rali sofreu acidente e o avião da organização foi obrigado a socorrê-lo. PEREZ não resistiu ao traumatismo abdominal grave e acabou falecendo durante o traslado a MADRI, que só ocorreu no domingo, dia 9.
O brasileiro ANDRÉ AZEVEDO abandonou hoje a competição devido a problemas no semi-eixo dianteiro de seu caminhão TANTRA. Ao lado de seu primo LUIZÃO AZEVEDO e do tcheco MIRA MARTINEC, ele chegou a ocupar a vice-liderança da prova na sexta etapa, quando uma parada seca o levou para o 37 º lugar. Em compensação, pela primeira vez nesta edição do rali, JEAN AZEVEDO terminou o dia entre os dez primeiros colocados na classificação geral das motos. Hoje, o brasileiro ganhou duas posições e subiu para o nono lugar.  O vencedor da etapa foi o francês CYRIL DESPRÉS, com o italiano FABRÍZIO MEONI em segundo e o espanhol ISIDRE ESTEVE PUJOL em terceiro. A vitória fez com que DESPRÉS ultrapassasse MEONI e assumisse a liderança da classificação geral das motos. O espanhol MARC COMA é o terceiro colocado na classificação geral.

DIVIDIDA AO MEIO a ilha de TRINKAT, na ÍNDIA, atingida pelo tsunami que devastou a costa de vários países do OCEANO ÍNDICO. Parte de TRINKAT parece ter sido permanentemente submersa, enquanto outras ilhotas vizinhas desapareceram ou foram deslocadas pela força do tsunami. Cientistas da NASA concluíram que a força do tremor de 26 de dezembro alterou a forma do globo terrestre, reduzindo em um décimo de bilionésimo a forma achatada dos pólos, encurtou o dia em 2,68 milionésimos de segundo e deslocou o PÓLO NORTE em 2,5 centímetros.

DETECTADAS por um grupo de astrônomos as três maiores estrelas já observadas. Batizadas KW SAGITARII, V354 CEPHEI e KY CYGNI, cada uma tem diâmetro mais de mil vezes maior do que o do SOL. A mais próxima está a 5.200 anos-luz da TERRA. Em SAN DIEGO.

Um grupo de insurgentes assassinou hoje o chefe adjunto da polícia de BAGDÁ, AMER NAYEF. Ele saía de casa, no bairro de DORA, ao sul da capital iraquiana, em companhia de um de seus filhos, que também foi morto. O atentado foi reivindicado pelo grupo de ABU MUSAB AL-ZARQAWI, representante da AL-QAEDA no IRAQUE. Em comunicado em um site de DUBAI, porta-vozes de ZARQAWI acusam NAYEF de ser um dos dirigentes da polícia “dos judeus e dos cruzados” e qualificam o filho de ser soldado da GUARDA NACIONAL, uma corporação pagã.

A quinta edição do BIG BROTHER BRASIL estreou hoje na GLOBO com IBOPE de 46 pontos de média, com 66% dos televisores sintonizados no programa. A quarta edição estreou com 42 pontos de média. Além dos 12 selecionados, outros dois participantes foram sorteados hoje e entrarão na Casa na quinta-feira, dia 13. São eles: ANTÔNIO MARCOS MAÇANEIRO, de 28 anos, de SANTA CATARINA, e MARIELZA DE SOUZA DANTAS, de 47 anos, do RIO. O primeiro dia do BIG BROTHER foi marcado por revelações. Antes mesmo de entrar na casa, já teve participante assumindo que é gay. JEAN, antes de sair em carreata com o resto dos companheiros, declarou a novidade. O grupo, que estava incomunicável há uma semana, saiu no início da tarde do HOTEL PESTANA, no RIO. Uma carreata acompanhou os participantes até à CENTRAL GLOBO DE PRODUÇÃO, em JACAREPAGUÁ. Na porta do hotel, alguns BBBs deram os primeiros passos rumo à fama. JEAN, que chamou a atenção. O médico ROGÉRIO avisou que tem namorada, mas que fidelidade não é seu forte. Já a carioca TATIANA, que terminou um namoro de quatro anos pela TV deve dar em cima do jogador de futebol GIULIANO. O time de celebridades ainda conta com uma miss, GRAZIELLI; uma apresentadora de TV, NATÁLIA, entre outros. Instalados na Casa, por volta das 15:30 horas, os participantes foram curtir a piscina. À noite, ganharam a “estaleca” (moeda corrente do BBB) para comprar itens que faltam na Casa.
 
Nesta noite assisto o sexto capítulo da terceira série de “24 HORAS”. JACK BAUER consegue tirar RAMÓN SALAZAR do presídio de segurança máxima e embarca num helicóptero que é perseguido por dois aviões que estão prontos para derrubá-lo. BAUER dirige o helicóptero para a zona urbana, impedindo a sua queda. Pousa no meio de uma avenida e empreende a fuga. SINGER é examinado pelos médicos e fica constatado que não possui o vírus letal, como era propagado. A operação sofrida por TONY ALMEIDA  tem êxito e o integrante da equipe de combate ao terrorismo está fora de perigo. O presidente DAVID PALMER é obrigado a encerrar o debate ao saber da situação da fuga de JACK BAUER. O grupo de RAMÓN SALAZAR chega até o local onde estão os fugitivos e aprisiona JACK BAUER. Sua filha, KIM, assiste essa cena nas imagens do computador. Ao mesmo tempo, MICHELE é surpreendida pelo espião – GIO - que estava em sua equipe e que transmitia todas as informações para os terroristas.

A GLOBO reprisa o filme nacional “O CASO CLÁUDIA”. É um drama policialesco de MIGUEL BORGES, com KÁTIA D´ÂNGELO, LUIZ ARMANDO QUEIROZ, NUNO LEAL MAIA, DOLABELLA, sobre a história real de um crime que marcou o RIO dos anos 1970, o assassinato de CLÁUDIA LESSIN RODRIGUES, jovem bonita da zona sul, vítima de um grupo de drogados.

2 006   :  -    TERÇA-FEIRA          1353Z1       1837K21820        (20218181)
Gostaria de ter acompanhado a presidente do IHGSP, nesta manhã, até o CPAM-1, pois teria uma oportunidade de rever o quartel que comandei em 1988. Mas levantei indisposto. Quando faço uma ligação telefônica para o Comandante, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, fico sabendo que a doutora NELLY CANDEIAS foi atendida às 10 horas.
Um calor de mais de trinta graus deixa-me ruim para tratar de assuntos na Entidade que presido. Apenas compareço, trato da rotina, deixando para outros oficiais os encargos referentes ao PLANO 2006. RAFAEL é o secretário. Ele trata dos apontamentos e os entrega para CRISTIANO. CARMELO faz as minhas vezes, mesmo porque logo vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Nesta terça-feira trabalho sozinho. Nem o presidente GINO comparece nesta tarde. Não é um bom dia. A modorra é quebrada apenas com a ameaça de um temporal, por volta das 16 horas. Deixo o MMDC quando trovões se anunciam e os primeiros pingos d´água começam a cair. Depois, já no interior do EXPRESSO COCAIA, sinto o granizo cair no teto do ônibus, além de cair violento aguaceiro. É assim que chego em GUARULHOS, quando tudo amaina.  

A PORTUGUESA venceu o SERGIPE por 2 a 1, hoje, mas ainda não sabe se garantirá a vaga na próxima fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Mesma situação vive o SANTOS, que foi derrotado hoje pelo TAUBATÉ, por 3 a 0. As duas equipes terminaram em segundo lugar nos seus respectivos grupos e podem continuar na disputa porque os melhores segundos colocados avançam. No grupo do SANTOS, o TAUBATÉ acabou na liderança, com nove pontos, três a mais do que o SANTOS. Na chave da LUSINHA, o primeiro lugar ficou com o CAMPINAS, que venceu o JOINVILLE por 3 a 2, e encerrou a primeira fase com nove pontos contra seis da LUSA.
Em sua despedida, o SÃO PAULO, sem chances de se classificar, goleou a FERROVIÁRIA por 6 a 1. O líder do grupo foi o MOTO CLUB-MA, que empatou sem gols com o BRASILIENSE e chegou aos sete pontos. O time do DISTRITO FEDERAL também está perto da vaga entre os melhores por índice técnico.  

Os últimos movimentos do governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, fizeram o PSDB acelerar os preparativos para definir seu candidato à Presidência da República e obrigaram o partido a encara-lo como tendo potencial eleitoral semelhante ao do prefeito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA. Marqueteiros e pesquisadores estão bombardeando os dirigentes tucanos com informações sobre as qualidades de um em comparação com o outro. Para que não aconteça como na campanha de 2002, quando o PSDB se dividiu na disputa com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, então candidato do PT, o partido decidiu que um colégio eleitoral informal escolherá até início de março, entre ALCKMIN e SERRA, qual será o candidato.
GERALDO ALCKMIN participou hoje da entrega de 100 carros para a Polícia Civil, no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e disse “É óbvio (anunciar a desincompatibilização), porque se você quer ser candidato tem que deixar o cargo. Senão, fica inelegível no dia 2 de abril”. Ele tentou minimizar a divisão no PSDB provocado pela disputa para a candidatura à Presidência. “Acho bom que o partido tenha várias opções para poder refletir bastante e escolher bem”.

As primeiras investigações sobre o incêndio num ônibus em RIO GRANDE, a 320 km de PORTO ALEGRE, indicam que a causa foi a explosão, provocada pelo calor de mais de 35 graus, de uma lata de solvente que estava atrás do banco do motorista. Apesar da rapidez com que as chamas se alastraram, motor, pneus e bateria ficaram intactos. O ônibus, da empresa UNIÃO COTISTA, estava em operação desde 1997 e passava por vistorias periódicas. O acidente aconteceu no final da tarde de segunda-feira, dia 9. No desespero, os cerca de 50 passageiros quebraram as janelas, porque não dava tempo de sair pelas duas portas. Uma mulher contou que pulou sobre o banco do cobrador e se atirou por uma janela com a filha nos braços. Pedestres correram e ajudaram algumas pessoas a sair.  A Santa Casa de Misericórdia atendeu 27 pessoas com queimaduras, cortes e fraturas. Quatro delas estão internadas.  O caso mais grave é o de BRUNA MOREIRA, de 14 anos, última passageira a ser retirada do veículo. Ela teve 40% do corpo queimado e está em coma induzido, na UTI. Os médicos recomendaram que BRUNA seja transferida para o Hospital de Pronto-Socorro de PORTO ALEGRE, na unidade de queimados. Também estão na UTI da SANTA CASA DE RIO GRANDE, o motorista do ônibus, ALEXANDRE MUNIZ HERNANDEZ, e a passageira NAIDE MARIA TELES. Outra passageira, PAULA MALAGUEZ, já está num quarto.

Nem a própria polícia escapa dos seqüestros relâmpagos na Capital. Hoje pela manhã, um policial civil foi seqüestrado e trocou tiros com o criminoso na rua JOÃO LOURENÇO, no bairro de alto padrão de VILA NOVA CONCEIÇÃO, zona sul. Os dois acabaram mortos. Às 7:15 horas, o investigador do 51º Distrito Policial (BUTANTÃ), JUAREZ MARQUES DOS SANTOS, de 40 anos, e um amigo dele, o comerciante JOSÉ MANOEL DEMICIANO, foram surpreendidos na rua DOMINGOS FERNANDES pelo assaltante CELSO RICARDO SIMPLÍCIO DA SILVA, 29 anos. O ladrão, armado com um revólver calibre 38, entrou no veículo de DEMICIANO, um HONDA CIVIC, e o obrigou a dar uma volta no quarteirão. Exigiu os celulares, dinheiro e relógios do investigador e do amigo. Na Rua JOÃO LOURENÇO, SILVA exigiu que DEMICIANO parasse o veículo. Obrigou, então, as vítimas a descer. “SANTOS aproveitou um descuido do ladrão, sacou a arma e deu voz de prisão. Mas SILVA reagiu e passou a atirar”, contou o delegado do GOE, LUIZ ANTÔNIO PINHEIRO. Desesperado, o amigo do investigador começou a correr. O ladrão e o policial acabaram baleados com cinco tiros. Após o confronto, ambos caíram no chão, inconscientes. O comparsa de SILVA, o fotógrafo ÍGOR SOBRAL LIMA, 26 anos, apareceu em um TEMPRA vermelho. Desceu do carro, socorreu o parceiro do crime e fugiu em alta velocidade. JUAREZ MARQUES DOS SANTOS foi levado ao hospital SÃO PAULO. O ladrão foi levado ao hospital SANTA PAULA. ÍGOR foi preso em flagrante dirigindo o TEMPLA na Avenida FARIA LIMA.

A adolescente JULIANA DOS SANTOS RIBEIRO, 15 anos, morreu hoje pela manhã após ser baleada ao sair  à janela de sua casa, na VILA NOVA YORK, zona leste, para ver quem fazia barulho na rua. O acusado do crime, LUIZ CARLOS DE SOUZA, o TRUNQUINHA, 22 anos, foi preso três horas depois. Ele estava ameaçando moradores do local com roleta-russa. Ao ver a garota, TRUNQUINHA teria gritado que iria matá-la. Atirou duas vezes, mas não havia bala no tambor do revólver calibre 38. Na terceira tentativa, ocorreu o disparo. JULIANA chegou morta ao hospital.

O comando do Exército brasileiro informou hoje que a ONU pediu ao BRASIL que indicasse, até quinta-feira, dia 12, mais um nome para substituir o GENERAL URANO BACELLAR. Na segunda-feira, dia 9, o governo indicou o GENERAL JOSÉ ELITO CARVALHO DE SIQUEIRA e agora terá de apresentar o nome de outro oficial. O anúncio foi feito pelo Comandante do Exército, GENERAL FRANCISCO ALBUQUERQUE, que se reuniu hoje com o vice-presidente e ministro da Defesa, JOSÉ ALENCAR. Na reunião, ALENCAR disse que a indicação do GENERAL ELITO está mantida, mas que compete ao Exército a indicação dos nomes. O corpo do GENERAL URANO BACELLAR chegou às 9 horas, a BRASÍLIA, vindo de PORTO PRÍNCIPE. O cadáver foi enviado ao IML, onde seria autopsiado.

O BRASIL conheceu hoje os doze concorrentes ao R$ 1 milhão do “BIG BROTHER BRASIL 6”. Eles entraram na casa à tarde, após uma semana de confinamento em um hotel carioca. THAÍS, ROBERTA, JULIANA, INÊS, LEA, MARIANA, GUSTAVO, DANIEL, RAFAEL, DAN, IRAN e CARLOS, aliás, puderam se sentir estrelas já na saída rumo à casa do reality show, em JACAREPAGUÁ, no PROJAC. Uma multidão os esperava na porta do hotel, na saída da carreata – cada um em um veículo cedido pelo patrocinador da atração – a espera de tirar fotos ou para pedir autógrafos. O programa começou às 22:10 horas, logo após a novela “BELÍSSIMA”. Após a exibição de vídeos de candidatos recusados, foram mostradas partes dos clipes produzidos pelos escolhidos, editadas com cenas gravadas pela própria produção. A motogirl LEA, por exemplo, apareceu circulando de moto por ITAQUERA, na zona leste, onde mora. Já a psicóloga paraense THAÍS surgiu bela e faceira em seu jaleco branco, no hospital em que trabalha, em BELÉM. Foram sorteados também os dois competidores que se inscreveram por telefone. O homem é AUGUSTINHO FERNANDES MENDONÇA, da capital carioca. A mulher é MARIA NILZA VIANA DOS SANTOS, de PORTOS SEGURO (BA). Quase ao final do programa, o jornalista PEDRO BIAL passou para cada um mil estalecas, a moeda oficial do “BBB”. Convidados a sair para o quintal da casa, os novos “brothers” foram surpreendidos com uma festa com participantes de outras edições, como GRAZIELLI MASSAFERA, RODRIGO, ALAN, MANUELA e JEAN.      
          
O premiê de ISRAEL, ARIEL SHARON, moveu hoje o lado esquerdo do corpo pela primeira vez desde que o nível de sedação começou a ser reduzido. Segundo os médicos do HADASSAH HOSPITAL, o estado de SHARON ainda é crítico, embora sua vida não corra risco imediato. Os médicos disseram que a notícia significa uma leve melhora já que os danos causados pelo derrame se concentrariam no lado direito do cérebro, que controla o lado esquerdo do corpo. Apesar da melhora, o líder israelense continua em coma.

REJEITADA pela Justiça Eleitoral do PERU a candidatura do ex-presidente do país ALBERTO FUJIMORI, de 67 anos. FUJIMORI, que governou o país entre 1990 e 2000, foi acusado de corrupção, exilou-se no JAPÃO por cinco anos e está detido no CHILE. Em LIMA.

LANÇADA uma campanha contra o comportamento anti-social pelo primeiro-ministro britânico TONY BLAIR. O Plano de Ação para o Respeito deve punir com multa vizinhos barulhentos, estudantes que cabulam aula e pessoas que abusam do álcool. Em LONDRES.  

ASSISTO mais um capítulo da quarta série de “24 HORAS”. No capítulo anterior, JERUZ ARAZ mata MARUAM, um terrorista contratado pelo próprio pai de JERUZ para matar o filho. 104 usinas nucleares estão em perigo por causa do artefato DESTRUIDOR, que pode derreter o núcleo das usinas e colocar em perigo 8 milhões de pessoas. AUDREY, filha do Secretário de Defesa JAMES HALLER, reconheceu um dos terroristas quando estava presa e vai para um banco de dados, com JACK BAUER, a fim de examinar vários discos, onde poderá descobrir quem é o terrorista. AUDREY RAINES tem problemas com seu ex-marido, que quer reatar o casamento.
MARYANE TAYLOR, espiã na “COUNT TERRORIST UNIT”, comunica aos terroristas os passos de AUDREY e JACK BAUER.
BERUZ entra em contato com sua mãe. Há uma briga entre os ARAZ e o pai de BERUZ precisa que seu filho seja eliminado, pois ele não comunga os ideais da turma de muçulmanos que querem dominar os EUA. A mãe de BERUZ vai ao encontro do filho. Há uma perseguição de carro e ela é baleada e socorrida por BERUZ.
Na CTU, o funcionário EDGAR descobre o artefato DESTRUIDOR e acha que poderá neutralizar seus efeitos contra as usinas nucleares. Leva ao conhecimento da diretora ERIN DRISCOLL essa sua descoberta.
ARAZ pede a seus comparsas para eliminar a mulher e o filho, pois eles poderão interferir na causa.
ERIN DRISCOLL tem problemas com sua filha doente, que entra em coma. Mas precisa estar vigilante com o perigo nuclear.
AUDREY examina os discos no BANCO DE DADOS. O local é atacado pelos terroristas, avisado pela espiã da CTU. Mas AUDREY consegue a localização do terrorista e, com JACK BAUER, deixam o BANCO DE DADOS, após violento tiroteio. TONY ALMEIDA, que na série anterior fora preso, acusado de traição, ajuda BAUER na luta contra os terroristas, no BANCO DE DADOS.
Na CTU, infelizmente, EDGAR não consegue imunizar todos os reatores nucleares da ameaça do artefato DESTRUIDOR, justamente porque MARYANE TAYLOR, espiã, trabalha contra o programa. Dezessete reatores poderão entrar em colapso a qualquer momento.   

2 007   :   -   QUARTA-FEIRA     101811582/  651581/ 14413H181/
VOCÊ TEM DENTRO DE SI A FONTE DE TUDO, PORTANTO, A REALIZAÇÃO NÃO É NADA MAIS DO QUE O EFEITO DE SUA PRÓPRIA CAUSA.

Logo cedo, depois das 8 horas, vou levar documentos para arquivo na HEMEROTECA VENTURA. Vejo o trabalho do pintor PAULO. As paredes de um futuro escritório estão recebendo um tratamento todo especial. O CABO PM JOÃO GOMES, de férias, auxilia no trabalho.
Relembro, hoje, que há 18 anos, assumia a Chefia do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano, a convite do então Comandante do CPM, CORONEL PM UBIRAJARA PISANI. Tinha deixado o Comando do CPAM-1. Foi um tempo muito bom. A amizade que fiz com o PISANI perdura até hoje.

Um dia de alta temperatura. O deslocamento da estação ARMÊNIA para a SÉ, no metrô, é muito demorado. Há uma avaria num trem, entre a estação TIETÊ e ARMÊNIA. É preciso que um outro trem o empurre até JABAQUARA. Até isso acontecer, a estação sofre um congestionamento e depois uma “guerra” para entrar no terceiro trem. São 40 minutos de atraso. Ao chegar na PRAÇA DA SÉ, uma grande surpresa. Não há mais a barraca do RUBINHO, defronte o TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Durante muitos anos, ao cruzar a PRAÇA DA SÉ, compro o jornal AGORA e também algumas revistas mensais. A rotina diária fez do jornaleiro um amigo. RUBINHO até seria aquele que dava as notícias dos fatos mais marcantes que aconteciam no TJ, como por exemplo a morte do desembargador EMÉRIC LEVAY e de alguns julgamentos importantes que ali se realizaram. Um desses julgamentos, de grande repercussão foi o do CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, declarado inocente nessa instância e livre de uma condenação  monstruosa. Agora, obrigado pela Prefeitura, o RUBINHO foi obrigado a tirar sua banca de jornais desse local e transferi-la para a PRAÇA JOÃO MENDES, onde vou encontrá-lo hoje.
RUBINHO sente-se meio deslocado. Não é para menos. Ele herdou a banca de seu pai. Isso quer dizer que um bom tempo esteve defronte do Palácio da Justiça. Deverá se moldar às novas exigências da Prefeitura que está remodelando toda a PRAÇA DA SÉ. É bem possível que não dê para reinaugurá-la no dia 25 de janeiro, conforme estabelecia o cronograma da reforma.
     Participo da reunião rotineira do MMDS, já cansado pelo problema da viagem demorada. Apenas parece que se vai concretizar o convênio com a nossa co-irmã da BAHIA. Alguns oficiais fariam estágio na Entidade. Nesta semana deveremos decidir essa questão. Logo vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois hoje é o primeiro “DIA DO ENCONTRO” do Ano Novo. GINO STRUFFALDI, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, MILANI e ARY BOMEISEL estão presentes. O último, que participou da Revolução Constitucionalista de 1932 como escoteiro, traz sua carteira da CRUZADA DOS ESCOTEIROS, onde esteve engajado no GRUPO MODELO. Era bem novo naquela época. Agora, procura receber a PENSÃO ESPECIAL. Procuro minutar uma Certidão, explicando essa situação. A Comissão Especial da Revolução, que funciona na Casa Civil do Governo, irá estudar essa situação. Já tivemos casos de escoteiros que venceram na Justiça essa participação na Revolução. No entanto, na parte administrativa o pedido deverá ser indeferido, mas precisa ser feito.
Recebemos um telefonema do Sr CARLOS ANTÔNIO, do IPT, explicando que precisará fazer nova vistoria no Monumento Mausoléu e marcou a data de 15 de janeiro, próxima segunda-feira.
JOSÉ RICARDO DE LA MANO e parentes do falecido ex-combatente JOSÉ DE LA MANO vem trazer a notícia da sua morte no dia 27 de dezembro. Ele era nosso sócio, inscrito sob número 7.606, de 8 de setembro de 1970.   DE LA MANO pertenceu ao BATALHÃO FLORIANO PEIXOTO, como mensageiro na ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS. JOSÉ RICARDO é seu filho. Quer saber se a viúva poderá receber a Pensão Especial. Peço aos familiares que tragam documentos comprobatórios de participação dele no Movimento.
Surpreendentemente, GERALDO FARIA MARCONDES vem visitar a Sociedade. Já estamos com o horário adiantado. GINO e os demais participantes do DIA DO ENCONTRO desta quarta-feira já tinham se retirado. Conta que sua esposa, dona JÚLIA, finalmente descansou. Sofreu do MAL DE ALZHEIMER e nos últimos anos estava em situação crítica. Seu passamento aconteceu no dia 28 de dezembro.
Senhor MARCONDES conta que foi procurado pelo advogado CARRARO e pelo GENERAL BUENO no sentido de reverter a situação atual do Monumento Mausoléu. Naturalmente procuram tornar sem efeito o decreto de setembro de 2006 que deu a administração, a guarda e a manutenção do Monumento para a Polícia Militar. Senhor MARCONDES negou-se a participar desse movimento de pessoas desesperadas. Somente agora é que tomo conhecimento dessa situação.
O subtenente ARABUTAN APOLÔNIO que, a partir de ontem, está credenciado para difundir os 75 anos da Revolução Constitucionalista no ALTO DA MOGIANA, comparece hoje à tarde na Sociedade.
Tentamos fazer um contato com o CORONEL MENDES. Ainda nesta semana não compareceu no MMDC. Ele atende do Hospital ALVORADA, na zona norte. Está sendo medicado porque sofreu um acidente em casa, machucando a testa. Estava ajudando seu filho na construção de uma cerca. Com uma alavanca tentava quebrar um concreto e a ferramenta escapou e bateu na sua testa. Não sabe se precisará levar pontos, pois ainda não foi atendido pelo médico.
Isso nos surpreende, pois até agora não sabíamos do que estava acontecendo com ele.
Deixo a Sociedade, depois das 17 horas, na companhia do Sr MARCONDES. Ele está interessado em saber das atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Explico-lhe o que pretendemos fazer no JUBILEU DE DIAMANTE. Hoje mesmo recebemos um telefonema do TENENTE-CORONEL LERMEN que escolhe comigo a data de 31 de maio para fazer uma solenidade do “DIA DA JUVENTUDE” no CLUBE MILITAR, no RIO, como parte das comemorações do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista. Ele está entrando com o pedido de passagem para a reserva. Já está trabalhando no Departamento Jurídico do CLUBE MILITAR. 

A rodada de hoje da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR foi boa para os times grandes da Capital. Destaque para o CORINTHIANS, que não teve o menor trabalho para atropelar o FLUMINENSE-BA por  8 a 0 e está praticamente garantido na segunda fase da competição. Jogando em SÃO CARLOS, o SÃO PAULO também aplicou uma goleada: marcou 4 a 0 sobre o COMERCIAL-MS e assumiu a liderança isolada do grupo. Já o PALMEIRAS conquistou sua primeira vitória no torneio, fez 3 a 1 na CAMPINENSE-PB.

Autor dos dois gols da vitória brasileira sobre o PERU por 2 z 1, ontem, o meia LUCAS é um dos alvos preferenciais dos representantes dos clubes europeus que circulam livremente nos bastidores do Campeonato Sul-Americano Sub-20, disputado no PARAGUAI. Nas duas vitórias do BRASIL, ALEXANDRE PATO, LEANDRO LIMA e LUCAS foram reverenciados por alemães, belgas, ingleses e norte-americanos. Após a partida contra o PERU, JACKSON FARAH LEIVAS, pai do jogador do GRÊMIO, comemorou o aniversário de LUCAS, os dois gols e a valorização do filho num breve contato na concentração da seleção. 

O advogado e ex-vereador JOÃO MOREIRA LIMA, de 79 anos, foi encontrado morto em seu escritório em GUARULHOS, na noite de ontem. LUNA estava caído no chão, com a cabeça coberta por um saco plástico e o pescoço envolto em uma toalha, o que leva a polícia a suspeitar de que ele foi estrangulado e asfixiado. No local não havia vestígios de luta. O criminoso levou apenas a carteira de LUNA, mas a abandonou na rua. A pessoa que a encontrou ligou para um telefone que estava em um cartão e falou com a mulher do advogado, que foi ao escritório e achou o corpo. Em estado de choque, ela acionou a polícia.

O juiz PAULO ROSSI, da 1ª Vara Criminal da Capital, aceitou hoje o pedido de prisão preventiva feito ontem pelo Ministério Público contra os fundadores da IGREJA RENASCER; o casal ESTEVAM HERNANDES FILHO e SÔNIA MORAES HERNANDES. ROSSI aceitou os argumentos dos promotores do GAECO de que os dois, em liberdade, voltariam a praticar crimes. HERNANDES está preso numa penitenciária federal o Estado da FLÓRIDA, nos EUA. Os defensores do casal negam essa informação.

Dois dias após surpreender mercados internacionais ao anunciar a nacionalização dos setores de eletricidade e telecomunicações da VENEZUELA, o presidente HUGO CHÁVEZ causou mais apreensão hoje, dia em que tomou posse para o seu terceiro mandato consecutivo. O venezuelano anunciou que seu país se tornará um estado socialista, num discurso em que confirmou que a exploração de gás natural também será nacionalizada. Com a mão sobre a Constituição da VENEZUELA, CHÁVEZ anunciou seu projeto de um socialismo “cristão-marxista-leninista” em termos grandiloqüentes. “Juro por meu povo e juro por minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, entregarei meus dias e minhas noites e minha vida inteira na construção de um novo sistema político, de um novo sistema social, de um novo sistema econômico. Juro por CRISTO, o maior socialista da história. Pátria, socialismo ou morte, eu juro”, disse CHÁVEZ, que terminou seu discurso quase aos brados recitando uma frase usada pelo líder guerrilheiro ERNESTO “CHE” GUEVARA.
CHÁVEZ, eleito pela primeira vez em 1998, que convocou e aprovou uma constituinte que lhe deu direito a concorrer novamente em 2000 e de tentar a reeleição em 2006, ficará no poder até 2012, de acordo com a Constituição. Porém, hoje ele confirmou que pedirá uma reforma constitucional para que tenha o direito de ser reeleito indefinidamente, pois, segundo ele, fazer a transição para o socialismo não será rápido. 

Um ataque aéreo americano no sul da SOMÁLIA, na segunda-feira, matou um dos terroristas mais procurados pelo governo dos EUA. Líder da AL-QAEDA no leste da ÁFRICA, FAZUL ABDULA MOHAMED era acusado de comandar os atentados a bomba nas embaixadas dos EUA no QUÊNIA e na TANZÂNIA, que mataram 225 pessoas em 1998. A morte do terrorista foi divulgada hoje pelo chefe de gabinete da presidência somali, ABDIRIZAK HASSAN citando um relatório que lhe foi passado pelos ESTADOS UNIDOS.

2 008      :        -        QUINTA-FEIRA
Na DUTRA, no interior do ônibus que está me conduzindo para a cidade de SÃO PAULO, percebo que na pista direção RIO há um congestionamento monstro de vários quilômetros de carros parados. Muitas pessoas até saem das viaturas, mesmo porque a temperatura é superior a trinta graus nesta manhã, por volta das 11 horas.
Ainda no saguão da Estação SÉ/METRÔ estão expostas as esculturas de JORGE BRANDÃO COUTINHO – MESTRE JORGE – motivo de atenção dos habituées do metrô, como é o meu caso.
Ontem, MARINEI mostrou-me um recibo assinado pela diarista GENILZA, datado de 26 de abril de 2007, no valor superior da duzentos reais. Acontece que a assinatura de dona GENILZA foi falsificada e ela não recebeu esse dinheiro. É mais um dos casos escabrosos cometidos pela LILIAN que vêm a lume. Hoje, converso com dona GENILZA sobre essa situação. O tesoureiro deverá tomar conhecimento de mais um deslize da LILIAN, bem como a própria diretoria executiva.
Problema difícil está com as finanças da entidade MMDS. No final de 2007 vários associados andaram fazendo adiantamentos de dinheiro, ultrapassando a capacidade do caixa. Agora o tesoureiro está em dificuldades. Hoje os oficiais da diretoria se reúnem para estudar esse problema. A solução é o esforço de todos no sentido de cobrir o “buraco” sob pena de termos de fechar a instituição. VICTÓRIO passa pela Sociedade, acompanhado do CRISTIANO e do RAFAEL. Eles vão ao BANESPA para resolver o problema, com relação ao pagamento do condomínio do prédio onde está instalada a Entidade. Em janeiro não temos movimentação suficiente para cobrir os gastos primários da Associação.
No MMDC, a 5ª EM/PM faz um contato telefônico conosco a respeito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, enfocando uma medalha municipalista que eles distribuem no 9 de Julho. A sede não controla a distribuição dessa medalha. O diploma é feito diretamente por eles.
Através de um telefonema do CORONEL MENDES, fico sabendo que acaba de falecer o GENERAL ARNALDO BASTOS DE CARVALHO BRAGA, ex-comandante geral da Polícia Militar. O MENDES encontra-se na CRUZ AZUL, onde o general morreu. Cuida ele do velório e dos problemas ligados com a funerária. Quer que divulgue na internet a morte do GENERAL BRAGA.
Já em casa, no computador, passo a avisar os companheiros que possuem correio eletrônico. O MENDES comunica, via fone, que o corpo do GENERAL BRAGA chegará, para o velório, no REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA “9 DE JULHO”, às 21 horas. Amanhã, por volta das 10 horas, será trasladado para sua terra natal, JABOTICABAL, onde acontecerá o sepultamento. Durante um bom tempo, no computador, passo a transmitir os dados da morte do GENERAL BRAGA para os amigos que o conheceram.

O Ministério da Saúde confirmou hoje que GRACO CARVALHO ABUBAKIR, de 38 anos, morreu mesmo de febre amarela silvestre em BRASÍLIA, na terça-feira, dia 7. Esse é o único caso confirmado até agora, apesar de outras cinco mortes terem ocorrido com suspeita da doença. Outros três casos foram descartados: um em GOIÁS, outro em MINAS GERAIS e um em SÃO PAULO.

Foram cerca de seis anos no cativeiro, quatro meses de negociação, três semanas de intensa ansiedade, mas hoje, finalmente, as colombianas CLARA ROJAS e CONSUELO GONZÁLEZ encontraram suas famílias ao desembarcar num aeroporto da capital venezuelana. Com roupas diferentes das usadas ao serem entregues pelas FARC a uma missão venezuelana e ao Comitê da Cruz Vermelha Internacional, elas distribuíram grandes sorrisos e longos abraços, numa cena que aumentava as esperanças de mais reféns da guerrilha serem libertados.  Mais cedo, um helicóptero venezuelano partira rumo à selva colombiana para pegar CLARA, ex-candidata à vice-presidência colombiana, e CONSUELO, uma ex-deputada, há quase seis anos em poder da guerrilha que mantém nas selvas da COLÔMBIA. Num ponto da floresta, perto da cidade de SAN JOSÉ DEL GUAVIARE, elas se despediram do grupo de cerca de seis jovens guerrilheiros, vestidos com uniformes camuflados. A cena foi gravada pela TV venezuelana que acompanhou a missão. 
 
O neozelandês EDMUND HILLARY, que em 1953 tornou-se o primeiro alpinista a alcançar o topo do MONTE EVEREST, morreu aos 88 anos. Há 55 anos, em 29 de maio, HILLARY teve a companhia do sherpa TENZING NORGAY, morto em 1986, na escalada de 8.850 metros. HILLARY era tratador de abelhas. Após seu feito, foi nomeado Cavaleiro Real e tornou-se SIR pelas mãos da Rainha ELIZABETH II.
Após vencer o EVEREST, HILLARY se converteu em um defensor dos direitos dos sherpas do HIMALAIA, guias que ajudam os alpinistas durante as escaladas. HILLARY criou uma fundação na década de 1960, com o propósito de construir escolas, hospitais e serviços básicos para a população da região.
HELEN CLARK, primeira-ministra da NOVA ZELÂNDIA, afirmou que a morte de HILLARY é “uma profunda perda” para o país.

Contratado pelo banco americano JP MORGAN CHASE, o ex-primeiro-ministro inglês, TONY BLAIR. Na nova função, ele receberá o equivalente a um milhão de dólares por ano. Em NOVA YORK.

Falece o CORONEL OSNELLI LEITE MARTINELLI. Nasceu em 5 de abril de 1922. Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB. Natural de CORUMBÁ (MS) era da TURMA TUIUTI da Escola Militar do REALENGO, sendo declarado ASPIRANTE A OFICIAL da Arma de Infantaria em janeiro de 1944. Foi a turma que mais tenentes emprestou à FEB – de um total de 371 integrantes, 126 participaram da CAMPANHA DA ITÁLIA, dos quais 65 receberam a CRUZ DE COMBATE, sendo 23 da primeira classe. Na tradicional CASA DA FEB, na Rua das MARRECAS, comparecia cotidianamente para o trabalho em prol dos Veteranos, trazendo orientação segura sempre com o pensamento voltado para os colegas necessitados, e para a preservação do patrimônio da Associação. 

UM CORONEL DOS DUROS, OSNELLI MARTINELLI.
Diário de Notícias, Salvador, 24 mar 1968

Linha-dura é um estado de espírito.  É a linha correta e coerente de conduta. Nela se resume um antagonismo medular a corrupção e a subversão. Não gostamos de ladrões nem de subversivos. Esse estado de espírito é o mais valido, consciente e patriótico sentimento nacionalista. E onde nacionalismo autêntico é crime?

  Coisas da Política :: Mauro Santayana
JB 30 ago 2007

O heroísmo esquecido

O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Osnelli Martinelli, está, mediante a internet, fazendo um apelo: sua entidade agoniza por falta de recursos e necessita de ajuda. Ela perece, na medida em que se findam os seus membros, todos octogenários e nonagenários.

A entidade mantém pequeno museu e conserva viva a camaradagem entre seus associados, sobreviventes da grande gesta dos soldados brasileiros na Itália.

 Mensagem à lista de e-mail em 8 set 2007

Lembro-me bem de que, antes de 64, procurei o meu velho amigo Vernon Walters, adido à Embaixada dos EUA (então no Rio de Janeiro) para saber, francamente, em que poderiam ajudar-nos para a contra-revolução pela qual estávamos trabalhando.

Resposta dele, em seu perfeito vernáculo: "somente com nossas preces, pois temos ordem de não interferir". perguntado o que fariam se os comunistas ganhassem, disse: "aí, sim, pois não vamos permitir que um país da importância do Brasil inicie a comunização da América do Sul". e Cuba ? "Cuba é pinto; não pode ser comparada com o Brasil !".

Era, então, um mero tenente-coronel professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Saúde e paz  (*)
(*) – saudação com que sempre encerrava suas mensagens

 Revista de História da Bibioteca Nacional
Lorenzo Aldé, 01 nov 2007

Do ‘front’ para o esquecimento - Ex-pracinhas da FEB lutam para manter viva a memória da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial,

“Conspira contra sua própria grandeza o povo que não cultiva os seus feitos heróicos”. Com este recado são recebidos os visitantes do museu dos ex-combatentes da FEB, a Força Expedicionária Brasileira, que enviou 24 mil homens para a Segunda Guerra Mundial (1939-1944).

Em setembro, seu presidente, coronel Osnelli Martinelli, 85 anos, fez circular na Internet uma carta aberta em que expõe a situação e anuncia que, pela primeira vez, a Associação abre vagas para “sócios especiais”.

Os novos sócios não precisam ter vínculo com a FEB ou o Exército. Com uma contribuição trimestral de 60 reais, ganham acesso à biblioteca, ao museu e a todas as atividades promovidas pela Associação. Mais de 80 pessoas já se tornaram sócios especiais. O contato pode ser feito pelo telefone (21) 2532-1933 ou pelo e-mail anvfeb@uol.com.br

2 009       :       -        SÁBADO
TENHA SEMPRE CERTEZA QUE A PELE SE ENRUGA, QUE O CABELO SE TORNA BRANCO, QUE OS DIAS SE CONVERTEM EM ANOS, MAS O MAIS IMPORTANTE NÃO MUDA! TUA FORÇA INTERIOR E TUAS CONVICÇÕES NÃO TÊM IDADE.

Pela Internet, nesta manhã, leio o Diário Oficial e vejo a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM SÍLVIO ANTÔNIO ARROYO DOS SANTOS, da CASA MILITAR. Ele nasceu no dia 3 de julho de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE- 24 de maio de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992. Não tenho as datas das promoções a MAJOR e a TENENTE-CORONEL.

Mando para a presidente do IHGSP a relação dos nomes dos comandantes do 8º DISTRITO NAVAL, do COMANDO MILITAR DO SUDESTE e do IV COMANDO AÉREO REGIONAL. Trata-se do ofício de outorga da Medalha “ALEXANDRE DE GUSMÃO” em 21 de janeiro.
Para o CORONEL EDISON LUIZ ROSA, do COMANDO SUDESTE, encaminho o Programa da Solenidade que será realizada na Igreja do Pateo do Collegio, cerimônia de Comemoração dos 455 Anos da Fundação da Cidade de São Paulo.  

O SÃO PAULO não deu show como nos outros jogos, mas fez sua obrigação e avançou à segunda fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. O TRICOLOR venceu o RIO CLARO por 1 a 0 e terminou a fase de grupos com nove pontos, 100% de aproveitamento. Além do SÃO PAULO, três equipes do RIO DE JANEIRO se classificaram para a segunda fase: FLAMENGO, FLUMINENSE E VASCO. O FLAMENGO terminou como líder do Grupo E após vitória sobre o HORTOLÂNDIA por 4 a 1, na casa do rival. Em GUARULHOS, o FLUMINENSE goleou o time da cidade, o FLAMENGO, por    6 a 1 e foi o melhor do Grupo U. Já o VASCO perdeu pela contagem de 3 a 2 para o LEMENSE, mas acabou na frente do Grupo Q, com sede em LEME.

Uma idosa morreu a bordo do transatlântico MSC MÚSICA na madrugada de hoje, quando o navio estava a caminho do Porto de SANTOS, no litoral sul de São Paulo. Por volta da zero hora, CLONY RESENDE, de 74 anos, passou mal quando fazia o registro de saída do transatlântico. Ela desembarcaria pela manhã na cidade. Uma equipe médica a atendeu rapidamente e tentou reanimá-la, mas a idosa não resistiu e morreu pouco depois das duas horas. CLONY era de PORTO ALEGRE e viajava com os filhos e o genro. A idosa não tinha histórico de complicações cardíacas, mas a causa da morte pode ter sido um infarto fulminante ou um acidente vascular cerebral. É a primeira vez que o navio, com capacidade para 3.100 passageiros, vem ao BRASIL.

O detetive particular REINALDO PACÍFICO DE OLIVEIRA FILHO foi condenado a 14 anos de prisão pela morte da modelo CRISTIANA APARECIDA FERREIRA. O crime ocorreu em agosto de 2000 em um flat em BELO HORIZONTE. O júri entendeu que OLIVEIRA envenenou a ex-modelo e cometeu homicídio por motivo torpe. A defesa vai recorrer. O juiz CARLOS HENRIQUE PERPÉTUO BRAGA determinou que a pena seja cumprida em regime inicialmente fechado, mas tendo em vista que o detetive é réu primário e tem bons antecedentes, poderá aguardar o recurso em liberdade.

Uma tromba d´água que caiu hoje pela madrugada em PARATY, no RIO, fez o Rio PERIQUI-AÇU transbordar, deixou parte da cidade alagada. A prefeitura decretou estado de emergência. O Corpo de Bombeiros precisou resgatar moradores utilizando botes. Atenderam pelo menos a 70 pedidos de socorro. O temporal começou por volta das 3 horas e só parou às 5 horas. Com a força da chuva, o rio subiu rapidamente e inundou 12 bairros que ficam às margens. 

O escocês ANDY MURRAY conquistou o título do ABERTO DO CATAR ao derrotar o americano ANDDY RODDICK. Este foi o segundo título seguido do tenista em DOHA. Na NOVA ZELÂNDIA, a russa ELENA DEMENTIVA faturou o título do TORNEIO DE AUCKLAND ao bater ELENA VESNINA.

Cinco piratas somalis morreram afogados ontem carregando parcela do dinheiro que receberam do resgate de 3 milhões de dólares pelo superpetroleiro saudita SÍRIUS STAR, liberado após dois meses de seqüestro. O barco que o grupo usava para fugir afundou por causa de uma tempestade, contou um pirata identificado como DAUD NURE. Outros três piratas conseguiram nadar até a costa e sobreviveram.

Por meio de milhares de panfletos lançados de aviões militares sobre a FAIXA DE GAZA, ISRAEL ameaçou hoje iniciar uma nova fase de sua ofensiva contra o grupo islâmico HAMAS, que controla o território desde 2007. O anúncio pareceu indicar que o governo poderá dar início em breve ao “terceiro estágio” do confronto, rejeitando apelos internacionais pelo cessar-fogo. A terceira fase se seguiria aos bombardeios, iniciados no dia 27 de dezembro, e à invasão por terra, no dia 3 de janeiro. O conflito, que completou hoje 15 dias, já deixou pelo menos 830 palestinos mortos, segundo fontes médicas de GAZA. Hoje, o Exército disse ter matado mais de quinze militantes. Entre eles estaria AMIR MANSI, chefe da unidade do HAMAS responsável pelo lançamento de foguetes. O grupo, porém, não confirmou a informação.
No episódio mais sangrento do dia, nove palestinos morreram no jardim de sua casa no campo de refugiados de JEBALIYA ao serem atingidos por disparos de um tanque.

2 010      :        -      DOMINGO
Uma data de alta temperatura. Com isso sofro as conseqüências da pressão alta e passo um dia difícil, apesar da rotina da leitura dos jornais e dos trabalhos no computador. Um vírus contamina o aparelho e isso vem acontecendo há dias. O antivírus que tenho instalado não dá conta e perco um considerável tempo na instalação do AVAST.

O atual campeão da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, o CORINTHIANS, manteve seu desempenho 100% ao vencer a FERROVIÁRIA por 3 a 2, hoje à tarde, em ARARAQUARA. O seu próximo adversário, o AMÉRICA-MG, também venceu as três primeiras partidas da Copinha. Hoje, o time mineiro derrotou o RIO BRANCO-SP por 1 a 0.
Além de CORINTHIANS e AMÉRICA-MG também se classificaram para a segunda fase, que começa na quarta-feira, dia 13, as equipes do GUARANI, CORITIBA, PARANÁ, CAMPINAS, FIGUEIRENSE, e JUVENTUDE. SÃO PAULO, SANTOS, PORTUGUESA, PAULISTA, AMÉRICA-SP, INTERNACIONAL de LIMEIRA, CRUZEIRO, CFZ VASCO, REMO, CONFIANÇA-SE, VITÓRIA e BOTAFOGO-RJ também garantiram permanência no torneio.

O americano ANDY RODDICK venceu hoje o TORNEIO DE BRISBANE, na AUSTRÁLIA, ao bater na final o checo RADEK STEPANEK O torneio foi o primeiro que RODDICK venceu após quase três meses longe das quadras devido a uma lesão no joelho. 

A seleção de ANGOLA tropeçou na partida de abertura da COPA AFRICANA DAS NAÇÕES. Com o apoio da torcida, o time chegou a estabelecer vantagem de 4 a 0 no placar, mas acabou cedendo o empate com dois gols nos descontos do segundo tempo: 4 a 4. Com a desistência da seleção togolesa, em razão do atentado da última sexta-feira, o confronto entre TOGO e GANA, programado para a tarde de hoje, não será realizado.

A madrugada de hoje foi a mais quente de 2010 na capital. Ao amanhecer, a temperatura mínima era de 22,1º C, no MIRANTE DE SANTANA. No RIO, os termômetros marcavam 38º C às 15 horas, no centro, contra o recorde de 37ºC registrado no horário, no dia 7.

A estação de metrô SACOMÃ, na LINHA 2 – VERDE, na zona sul, começou a funcionar hoje com a operação assistida. Durante o período de teste, os passageiros poderão viajar, de graça, até a estação ALTO DO IPIRANGA, das 10:30 às 15 horas. No fim do mês, a estação será oficialmente inaugurada.
O Metrô trocou as catracas convencionais por bloqueios automáticos, que não necessitam de toque para funcionar, o que surpreendeu os primeiros usuários. Outra novidade é o sistema de ventilação, que umidifica o ar. Para evitar acidentes nos trilhos, há portas de vidro nas plataformas, que só abrem quando os trens chegam.
As novidades serão implantadas nas próximas estações a serem entregues: TAMANDUATEÍ e VILA PRUDENTE, ambas da LINHA 2-VERDE; FARIA LIMA, AUGUSTA, BUTANTÃ, REPÚBLICA e LUZ, da LINHA 4-AMARELA. Estações antigas também receberão as barreiras de vidros nas plataformas. A primeira a testar o sistema será a estação VILA MATILDE, na LINHA 3-VERMELHA, a mais movimentada do Metrô.
A estação SACOMÃ fica na RUA GREENFELD, próximo ao terminal SACOMÃ, que dá acesso ao EXPRESSO TIRADENTES.

Primeira mulher a chefiar a ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 60 anos de história, MARILDA APARECIDA PANSONATO PINHEIRO toma posse amanhã evocando o mesmo slogan repetido durante a greve da categoria, em 2008: “Queremos resgatar nossa dignidade”. Aos 54 anos, casada e mãe de três filhos, a delegada de BAURU despontou como liderança em meio a uma das mais conturbadas paralisações da Polícia Civil paulista. A eleição dela contraria a tradição da ADESP, de escolher para a presidência candidatos apadrinhados pelo Delegado Geral ou pelo Secretário da Segurança Pública. Ao contrário de seus antecessores, MARILDA é terceira classe, a mais baixa na hierarquia da polícia. 
Lula exige fim de bate-boca sobre Direitos Humanos
Crise deverá ser tratada nesta segunda, na primeira reunião do ano do grupo de coordenação política

Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Surpreso e preocupado com o tamanho da crise envolvendo as Forças Armadas, o Ministério da Defesa e a Secretaria de Direitos Humanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixou a lei do silêncio. Em conversa com um auxiliar direto, Lula considerou grave a troca de farpas entre ministros e disse que pedirá à equipe mais cautela e menos bate-boca pela imprensa sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, para não alimentar a polêmica.
O presidente retorna nesta segunda-feira, 11, ao trabalho, após 11 dias de descanso, com a tarefa de desatar o nó da Comissão da Verdade, que prevê a investigação dos crimes de tortura durante a ditadura militar (1964-1985). Ele ficou especialmente contrariado neste domingo, 10, ao saber que o secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, disse ao jornal Folha de S. Paulo que é um "fusível removível" no governo. Mesmo em férias, Vanucchi ameaçou entregar o cargo, caso o programa de direitos humanos seja alterado para permitir a punição a militantes da esquerda.
Amigo de Lula há três décadas, Vanucchi é o segundo ministro a ameaçar pedir demissão em menos de um mês. No fim do ano passado, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também pôs o cargo à disposição. Ficou ao lado dos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que se rebelaram contra a Comissão da Verdade, considerada "revanchista", e pedem mudanças no programa de direitos humanos. Na avaliação das Forças Armadas, o plano abre brechas para a revisão da Lei de Anistia.
A crise deverá ser tratada nesta segunda na primeira reunião do ano do grupo de coordenação política do governo. Depois, Lula também quer ter conversas reservadas com Vanucchi, Jobim e com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Na semana passada, Stephanes fez coro às declarações da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), e disse que as propostas do programa sob a batuta de Vanucchi aumentam a insegurança jurídica no campo.
Para o secretário de Direitos Humanos, as declarações de Stephanes foram a gota d'água. Na sua avaliação, o plano que cria a Comissão da Verdade está sendo tratado de forma leviana, pois passou pelo crivo de todos os ministérios e de várias conferências antes de ser divulgado.
Carga no Congresso
Diante do impasse, auxiliares do presidente observam que ele terá dificuldades para arbitrar o conflito. Embora digam que o momento não é de demissão, mas de "solução de problemas", argumentam que está complicado costurar o tão propalado caminho do meio. "Sou solidário a Vanucchi", afirmou Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado das famílias dos desaparecidos na guerrilha do Araguaia. "Essa celeuma é o pretexto que setores da sociedade estão usando para atacar a luta dos direitos humanos, mas, se a Comissão da Verdade tivesse sido criada há mais tempo, a questão dos desaparecidos políticos já estaria resolvida."
A oposição se prepara para combater o projeto no Congresso. Neste domingo, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Demostenes Torres (DEM-GO), disparou contra Paulo Vanucchi. "Esse projeto é uma tentativa de cubanização do Brasil. É uma proposta de um psicopata ideológico. O próprio presidente disse que assinou sem ler", afirmou. Já o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), saiu em defesa do governo. "A oposição tem de ter mais humildade e patriotismo. O plano ainda está em discussão e o presidente Lula ainda vai mexer em pontos polêmicos", disse. A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nota reafirmando posição favorável ao projeto.
Caças
Além de mexer nesse vespeiro, Lula tem outro problema para administrar com os militares: a Força Aérea Brasileira (FAB) está descontente com a opção do governo pelo caça francês Rafale. A FAB preferia o avião de combate sueco Gripen no Programa F-X2, que prevê a renovação de sua frota de 36 caças, mas será obrigada a ceder à decisão política, em nome de uma parceria estratégica com a França.
Colaborou Leandro Colon

Em meio ao escândalo do “mensalão do DEM”, o grupo empresarial do vice-governador do Distrito Federal, PAULO OCTÁVIO, é acusado de provocar um rombo de 27 milhões de reais aos cofres da Caixa Econômica Federal. O Ministério Público Federal entrou, há três semanas, com cinco denúncias na Justiça Federal contra as construtoras do vice-governador. O procurador da República CARLOS HENRIQUE MARTINS LIMA cobra, entre outras coisas, a devolução do dinheiro à Caixa.
PAULO OCTÁVIO é a aposta do DEM para suceder o governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA, que deixou o partido após as denúncias de corrupção no governo.

A apresentadora HEBE CAMARGO, de 80 anos, mostra boa recuperação. Ela passou por uma cirurgia para a retirada de nódulos no abdômen na manhã de ontem. De acordo com o boletim médico do ALBERT EINSTEIN, no MORUMBI, foi transferida para UTI para a Semi-Intensiva, alimenta-se normalmente e já está caminhando. Ainda não há previsão de quando a apresentadora irá para o quarto nem de quando receberá alta.

RUPERT HAMER, jornalista britânico que trabalhava para o jornal SUNDAY MIRROR e acompanhava uma missão do Exército americano no AFEGANISTÃO, foi morto ontem após uma explosão em NAWA, no sul do país. A morte de HAMER foi divulgada hoje em um comunicado do Ministério da Defesa da GRÃ-BRETANHA. O fotógrafo PHILIP COBURN, do mesmo jornal, ficou ferido no ataque e está em estado grave.

Um ataque aéreo israelense na FAIXA DE GAZA matou hoje três militantes palestinos neste domingo, horas depois de o primeiro-ministro de ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU, ter prometido uma resposta “poderosa” aos ataques com foguetes vindos do território. Os palestinos disseram que os três homens eram integrantes da JIHAD ISLÂMICA e foram mortos em um campo usado por eles para lançar foguetes em direção ao sul de ISRAEL.

Um homem foi preso pela polícia hoje pela manhã suspeito de atirar duas garrafas de ácido sobre uma multidão, no mercado noturno de TEMPLE STREET, um bairro movimentado da península de KOWLOON, ao norte da ilha de HONG KONG.
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, entre elas nove turistas e um menino de 7 anos, no ataque que ocorreu por volta das 21:30 horas do sábado (horário local). As vítimas foram levadas a hospitais da região com várias queimaduras no corpo. Elas não correm risco de vida.
O suspeito, descrito pelas vítimas e por testemunhas como um chinês de 30 anos, foi detido depois que autoridades o encontraram em um telhado, próximo ao local do ataque com duas tampas de garrafa. Ele não foi indiciado, mas uma investigação está em curso. A polícia ainda não informou se o chinês esteve envolvido em outros ataques. 

Uma italiana de 30 anos deu à luz quatro meninas e dois meninos neste domingo. Esse é o maior parto múltiplo na ITÁLIA desde 2003. a mãe e os filhos passam bem após a cesárea realizada na cidade de BENEVENTO, próximo a NÁPOLES, no sul. As crianças nasceram após apenas 29 semanas de gestação e pesam entre 610 e 800 gramas. Todas respiram com a ajuda de aparelhos.

Um terremoto de 6,5 graus na escala RICHTER atingiu a costa norte da CALIFÓRNIA, danificando prédios e deixando diversas regiões sem luz. Não há relatos de mortes ou danos graves. O tremor ocorreu por volta das 16:27 horas (horário local), no OCEANO PACÍFICO, a 35 quilômetros a noroeste de FERNDALE, segundo o Centro Geológico dos ESTADOS UNIDOS.

2 011       :        -          SEGUNDA-FEIRA
Ainda me preocupo com a falta de espaço para o arquivo dos jornais e da papelada que se vai produzindo dia-a-dia. Na hemeroteca o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR montou mais uma estante destinada a guardar os livros de minhas memórias. Não há condições de aumentar o espaço nesse lugar. Como também a minha biblioteca está sufocada preciso descobrir um jeito para guardar os papéis ou então abandonar essa idéia que me acompanha há muito tempo. Outra preocupação nesta segunda-feira é com relação ao jornal virtual “1932 EM MOVIMENTO”. Já na AORRPM, aonde almoço com alguns oficiais peço ao CORONEL PM Res RICARDO JACOB para que escreva algumas linhas sobre o papel da FORÇA PÚBLICA na Revolução de 1932. CRISTIANO não participa do almoço porque, segundo seus companheiros, torceu o pé no domingo. Mais tarde, na Sociedade, recebo um telefonema do CAPITÃO PM HERBERT, Presidente do núcleo “ROMÃO GOMES”, que está terminando o seu artigo para o jornal. Telefono para o CORONEL PM Ref MARIO FAUSTO RODRIGUES PINHO. Quem me atende é a sua senhora, dona NORMA, e peço para que o meu marido escreva sobre o que o levou a participar do quadro associativo do MMDC.
Não consigo falar com o CORONEL PM MENDES. Quero lembrá-lo que hoje está completando o terceiro ano da morte do GENERAL ARNALDO BASTOS DE CARVALHO BRAGA. Ele foi ordenança do general quando ele foi comandante geral da Polícia Militar. 

Com a manutenção do comandante-geral da Polícia Militar, ÁLVARO BATISTA CAMILO, de 49 anos, no posto que já ocupava desde abril de 2009, foi definida hoje a cúpula das polícias em SÃO PAULO. Na sexta-feira, o delegado MARCOS CARNEIRO LIMA, de 53 anos, havia sido confirmado no posto de delegado-geral da Polícia Civil – o superintendente da Polícia Civil, CELSO PERIOLI, também continua no cargo. A principal marca da gestão de CAMILO nos últimos dois anos foi a criação e a implementação das chamadas operações delegadas, parceria entre PM e a Prefeitura para aumentar o efetivo nas ruas nos períodos de folga dos policiais. Criado em dezembro de 2009, o “bico oficial” passou a funcionar em 20 regiões da cidade, com resultados que chegaram a promover a redução de 70% nos crimes, segundo dados da PM. Depois de vários prefeitos se interessarem pela idéia, o plano agora é estender o projeto para o interior do Estado. A queda nas taxas de criminalidade no ano passado foi outro fator positivo na gestão de CAMILO. O ano anterior havia sido repleto de complicações e ficou marcado pela primeira alta de homicídios em dez anos. O último trimestre, cujos dados ainda não foram revelados, deve confirmar a tendência da queda, principalmente nos roubos, a maior preocupação na Segurança.
Na Corporação, CAMILO também teve de enfrentar descontentamento de parte dos oficiais. A primeira crítica que recebeu dizia respeito ao fato de ter aceitado com relativa passividade a decisão da Secretaria de Segurança Pública em passar para a Polícia Militar a escolta de presos no Estado, missão que cabia à Policia Civil. A decisão acabou tirando cerca de 4 mil homens da corporação das ruas de SÃO PAULO. A justificativa da secretaria era que dessa maneira poderia cobrar a Polícia Civil com maior rigor resultados de investigações que vinham sendo deixadas de lado. O trabalho que vem sendo feito pela Polícia Militar, no entanto, já convenceu os últimos governadores que passaram pelo posto que a instituição é o principal pilar da Segurança Pública no Estado, com resultados que dificultam qualquer comparação com a Polícia Civil, tamanho o disparate nos números. Para o ano que entra, o Comandante-Geral pretende incentivar a participação da equipe das Rondas Ostensivas TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) em operações de combate ao tráfico de crack em SÃO PAULO. 

Resolução de 10/01/11
GS nº 2665/10. O Secretário da Segurança Pública, nos termos do artigo 5º da Lei Federal nº 5.836, de 05/12/72, c/c o artigo 3º da Lei Estadual nº 186, de 14/12/73, c/c o artigo 75 da Lei Complementar Estadual nº 893, de 09/03/01 e demais disposições legais vigentes, bem como, nos dizeres da Representação do Comandante Geral da Polícia Militar, contidos no Ofício nº CorregPM-013/343/10 de 09 de novembro de 2010, que adota como base do presente ato, obedecidos aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, resolve:Submeter o Cap Res PM 821.752-1 Átila Molina de Siqueira, tendo como última Unidade o Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), a Conselho de Justificação, nomeando o Ten Cel PM 802019-1 Herodes Jacionilio de Miranda, da Escola Superior de Sargentos (ESSGT), como Presidente, o Maj PM 810344-5 Glauco Silva de Carvalho, do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), e o Maj PM 830743-1 Magno Julião dos Santos, do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária (1º PBRv), como membros. Nomeio o Ten Cel PM 780479-2 Ricardo da Rocha Bortoletto, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), como Oficial suplente do presente Conselho de Justificação, que assumirá a função de membro na eventualidade de ser necessária a substituição definitiva de algum membro titular, por motivos legais ou relevantes e a critério do Comandante Geral da Polícia Militar. O Conselho de Justificação poderá inquirir outras testemunhas, caso entenda necessário, em obediência ao princípio da busca da verdade real, funcionando, em regra, na sede da Escola Superior de Sargentos (ESSGT).
BENEDITO DONIZETI MARQUES
Turma Tiradentes

A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do RIO investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represálias do tráfico de drogas na VILA CRUZEIRO, no COMPLEXO DA PENHA, zona norte do RIO, mesmo após a ocupação do conjunto de favelas pela Força de Pacificação, composta por paraquedistas do Exército e por policiais militares. Documentos confidenciais do Centro de Inteligência do Exército também apontam que o tráfico de drogas voltou ao COMPLEXO DO ALEMÃO.

A Polícia Civil investiga se a morte de LUIZA SANTOS ROMUALDO, de 3 anos, foi um acidente ou resultado da negligência dos responsáveis por ela. A menina chegou sem vida ao Hospital STELLA MARIS, após ser encontrada inconsciente no carro da família, que estava na garagem, no calor, com os vidros fechados, no bairro INDAIÁ, em CARAGUATATUBA, no litoral norte de SÃO PAULO. LUIZA estava sob os cuidados de sua avó, identificada como JACIRA, de 59 anos. Segundo a polícia, ela havia saído de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAÍBA, para passar o fim de semana na casa e cuidar da criança e do irmão mais novo de LUIZA, cuja idade não foi revelada. Em depoimento, a avó da menina contou ter colocado os dois netos para dormir por volta da meia-noite de sábado. Os pais, uma dona de casa de 36 anos e um homem de 35, haviam ido a um show em UBATUBA, cidade vizinha. O casal retornou para casa por volta das 5 horas e dormiu. Cerca de uma hora depois, JACIRA deu mamadeira para LUIZA e, em seguida, saiu para pescar em um píer da região. Por volta das 1 horas, a avó retornou para a casa e o casal acordou ao meio-dia. Na procura de LUIZA é que a encontraram dentro do carro. Foi acionado o Corpo de Bombeiros, dado o estado de inconsciência da menina. Quando a equipe de resgate chegou, LUIZA estava fora do veículo, sem respirar e sem batimentos cardíacos. Os bombeiros tentaram, sem sucesso, reanimá-la. Levada ao hospital, repetiram o procedimento, também sem resultado.   

O analista de crédito RAPHAEL REIS CARVALHO, de 20 anos, foi preso em flagrante na madrugada do domingo, dia 9 de janeiro, acusado de matar o universitário IGOR SALVETTI CALEMAN, de 22 anos, na porta de uma casa noturna na Rua TABAPUÃ, no ITAIM-BIBI, zona sul. Testemunhas contaram que os dois discutiram por causa de uma mulher que estava no local. Segundo a polícia, CARVALHO usou um copo quebrado para atingir CALEMAN. Com ferimentos no pescoço, o estudante morreu pouco depois de dar entrada no Hospital SÃO LUIZ, que também fica na zona sul. A briga começou dentro do bar chamado “Sr PITANGA”, mas a discussão continuou do lado de fora da casa, em um fumódromo. O universitário era filho do diretor administrativo da Faculdade de Medicina de MARÍLIA (FARMEMA), GILSON CALEMAN, e estudava na capital. 

Morreu o advogado MÉLEK ZAIDEN GORDIGE, de falência múltipla de órgãos, aos 70 anos. Em pleno golpe militar, em 1964, MÉLEK formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE. Naquele ano presidiu o Diretório Central dos Estudantes, o que o despertou para a vida pública. Durante o período de estudante fez vários cursos de especialização. Após virar bacharel, de volta à sua cidade natal, BARRETOS, no interior do Estado, MELEK passou a se dedicar à advocacia. Foram quase 40 anos atuando nas mais diversas áreas do Direito. Foi presidente da seção da Ordem dos Advogados do Brasil de BARRETOS por duas oportunidades. Mas não descartou a política. Foi vereador por três mandatos até chegar à Prefeitura de BARRETOS, em 1977. Em seus seis anos de administração, MÉLIEK deu prioridade às obras de infraestrutura, urbanismo e saneamento. Os mais próximos dizem que o ex-prefeito era bom de prosa, apreciava a boa comida e sabia viver, apesar de ser corintiano. Também sabia reconhecer gentilezas e dizia sempre “obrigado” e “por favor”. Além da advocacia e da carreira política, MÉLEK também se dedicou à pecuária. Era proprietário de uma fazenda localizada no município de TALISMÃ (TO), na divisa dos Estados de TOCANTINS e GOIÁS. Em agosto do ano passado o ex-prefeito foi submetido a uma cirurgia em SÃO PAULO. Em dezembro foi internado na UTI do Hospital do Câncer de BARRETOS. Ele nasceu em junho de 1940.

Faleceu o engenheiro GILBERTO HOMERO SOARES PASTORE, vítima de um infarto fulminante, aos 69 anos. Aluno da primeira turma da Faculdade de Engenharia MAUÁ, o engenheiro mecânico PASTORE conquistou muitos prêmios para a escola de atletismo e também se tornou professor. Ele tinha paixão por música. Passava horas ao piano tocando do clássico ao popular A inspiração era a mulher, MARLI, com quem teve dois filhos, o dentista MARCELO e o administrador de empresas LUCIANO. Ao lado dos filhos, se dedicava ao nautimodelismo nas horas de lazer. Eles se especializaram na construção de barcos de épocas, atividade que também rendeu muitos prêmios à família PASTORE, além de exposições no Museu Náutico do RIO.

Faleceu o médico FERNANDO PERAZZINI FACCHINI, em SÃO PAULO, aos 76 anos. Uma carreira totalmente dedicada às crianças e às suas mães. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), fez sua residência em pediatria. Ainda na capital paulista, atuou como pediatra e neonatologista enquanto iniciava suas atividades na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de CAMPINAS (UNICAMP) atuando no berçário da SANTA CASA, no início da década de 1980. Em CAMPINAS começa a desenvolver seu trabalho no hoje Hospital da Mulher “PROFESSOR DOUTOR JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI” (CAISM), um centro de excelência em assistência à saúde da mulher e do recém-nascido. A partir de 1986, sua dedicação ao berçário do CAISM passou a render frutos. Virou o primeiro diretor da Divisão de Neonatologia da instituição, desenvolvendo um trabalho que obteve repercussão em todo o país. Suas pesquisas no tratamento da icterícia neonatal serviram de base para que orientasse teses e publicações internacionais premiadas e de ponta a respeito desse tema. FACCHINI foi o responsável por introduzir a estatística vital e também protocolos de atendimento do serviço. Foi responsável ainda pela estruturação da Neonatologia no CAISM, constituindo equipe médica e de enfermagem capacitada. FACCHINI atuou, principalmente, na regionalização do atendimento neonatal, o que permitiu melhor equacionamento do atendimento em CAMPINAS e nas cidades próximas. Seu trabalho e dedicação ao longo de 30 anos contribuíram para a transformação da Neonatologia na UNICAMP, desde o início da sua atuação na Faculdade de Ciências Médicas até os dias de hoje, com incontestáveis avanços, inclusive tecnológico.  

Morreu o jornaleiro ZIDAN ISSA FARAH aos 69 anos, vítima de complicações após uma cirurgia. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar a família. Aos 9 anos já vendia jornais em filas de bonde da PRAÇA DA SÉ, no centro da cidade de SÃO PAULO, e se sentia orgulhoso com cada centavo suado que ganhava. O serviço surgiu por inspiração do irmão mais velho, que abriu uma pequena banca e o deixou fascinado com a oferta de leitura diversificada. A facilidade de comunicação e o sorriso permanente em seu rosto o tornaram popular. Filho de árabes vindos da SÍRIA, ZIDAN nasceu e cresceu em SÃO JUDAS, na zona sul. A família era grande, unida e alegre. E essa alegria o impulsionou a montar negócio próprio na rua onde morava, a FAGUNDES FILHO. Alugou um salão e nos fins de semana promovia bailes familiares a preços populares. Batizado de ALEGRE´S CLUBE, o local atraía pessoas de todos os cantos. Lá conheceu a mulher, MARIA ISABEL, quando tinha 16 anos. Ela freqüentava a brincadeira dançante com quatro irmãs. Todas eram levadas pela mãe. Após alguns meses de namoro, o casal se separou. Mas o destino voltou a uni-los oito anos depois, quando se casaram. Naquela época, ZIDAN integrava a GUARDA CIVIL de SÃO PAULO. Para engrossar a redá, abriu uma banca de jornais na esquina das Ruas HADDOCK LOBO e OSCAR FREIRE, nos JARDINS. A família cresceu. Veio RAQUEL, hoje com 38 anos, e RENATO, de 25. Ela mora a 12 anos nos ESTADOS UNIDOS e trabalha numa multinacional. O rapaz seguiu a profissão do pai, que em 2010 o presenteou com uma banca de jornais na esquina das Ruas AUGUSTA e OSCAR FREIRE. Com a desapropriação de sua banca para a construção de um edifício, ZIDAN se mudou para o cruzamento das Ruas BELA CINTRA e OSCAR FREIRE, que funciona até hoje.  

Em um resultado considerado por muitos – entre eles o próprio vencedor – como surpreendente e que frustrou boa parte da torcida espanhola, o craque argentino LIONEL MESSI ganhou, pela segunda vez consecutiva, o troféu de melhor jogador do mundo da FIFA. No mesmo evento, realizado hoje, em ZURIQUE, o BARÇA saiu consagrado como a base da seleção mundial. Entre as mulheres, a brasileira MARTA, do SANTOS, venceu o prêmio pela quinta vez consecutiva e se manteve absoluta em seu reinado como a melhor jogadora de futebol do planeta. Na votação mais apertada da última década, MESSI deixou a ESPANHA na fila de mais de 50 anos ao superar os favoritos INIESTRA e XAVI na eleição realizada com votos de treinadores, capitães de seleções e jornalistas.

RONALDINHO GAÚCHO esteve perto do GRÊMIO, flertou com o PALMEIRAS, mas fechou com o FLAMENGO depois de arrastada negociação que desgastou a imagem do jogador e de ASSIS, seu irmão e empresário. Após dez anos no exterior, o craque acertou hoje com a equipe rubro-negra até a COPA DO MUNDO de 2014, no BRASIL, com salário digno de futebol europeu: em torno de 1,3 milhão de reais por mês, sem contar os contratos de imagem e ações de marketing. Se cumprir o acordo até o fim, o ex-jogador do MILAN vai embolsar mais de 54 milhões de reais em sua passagem pela GÁVEA. RONALDINHO desembarcou hoje à noite no RIO para tratar dos últimos detalhes do acordo.  

O processo de beatificação e canonização do PAPA JOÃO PAULO II pode avançar, após notícias de reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão. De acordo com a RÁDIO VATICANO, uma comissão médica julgou inexplicável a cura de uma religiosa francesa que sofria de PARKINSON. O desejo de santificar JOÃO PAULO II já surgiu durante seus funerais, em 2005.

Moradores de BRISBANE, a terceira maior cidade da AUSTRÁLIA, usaram sacos de areia para proteger suas casas da inundação que já paralisou a mineração de carvão no nordeste do país e agora ameaça o turismo. O banco J.P.MORGAN previu que o desastre afetará o crescimento da economia do país no ano.

O grupo terrorista basco ETA deu hoje mais um passo em direção ao que garante ser um processo de paz sustentável com os governos da ESPANHA e da FRANÇA. Em comunicação divulgado pelo jornal GARA, a organização estendeu o cessar-fogo proposto em setembro, tornando-o “geral, permanente e verificável”. Como resposta, MADRI voltou a demonstrar desconfiança sobre as intenções do movimento. O GARA é uma espécie de porta-voz legal dos partidos bascos que pedem a autonomia. No comunicado, datado de 8 de janeiro, sábado, a ETA destaca o esforço da sociedade européia para acabar com o conflito e dar inicio a um “processo democrático”. A ETA. Contudo, não abre mão de suas bandeiras e exige respeito a dois pontos fundamentais: “territorialidade” e “autodeterminação dos povos”.

O comando militar do SUDÃO DO SUL informou hoje que pelo menos 20 policiais de ABYEI, onde estão localizados vários poços de petróleo, foram mortos desde o domingo, dia 9, após o início do referendo a respeito da independência da região. A informação, porém, não foi confirmada. Segundo os misseryias, muçulmanos que originalmente disputavam o direito de criar gado na região, dez de seus militantes teriam morrido nesses confrontos. Semana passada, o presidente do SUDÃO, OMAR AL-BASHIR, declarou que irá respeitar a autonomia do sul caso o referendo decida pela sua independência. Ele expressou, porém, preocupação a respeito de como a nova nação sobreviverá Cerca de 120 mil cidadãos originários do sul teriam deixado CARTUM para retornar a suas cidades nas últimas semanas.

2 012        :       -       TERÇA-FEIRA
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO e o Comandante do Policiamento Rodoviário, CORONEL PM JEAN CHARLES OLIVEIRA DINIZ SERBETO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Cerimônia de outorga da Medalha do Cinqüentenário e de Aniversário de 64 anos do Policiamento Rodoviário.
10 de janeiro de 2012
10 horas
Local: Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento Rodoviário – Avenida Embaixador MACEDO SOARES, número 12.889 –Vila RIBEIRO DE BARROS. Vila RIBEIRO DE BARROS – SÃO PAULO.

Sem meios de transporte não dá para ir até o Gabinete de Treinamento do Comando de Policiamento Rodoviário, numa manhã chuvosa. Além do mais o problema de labirintite que venho sofrendo está me deixando limitado em minhas ações. Aos 75 anos fica difícil o corpo corresponder com os anseios da mente.
Na manhã desta terça-feira faço um telefonema para o SComSoc a respeito do evento de 22 de janeiro. Queria falar com a CORONEL PM MARIA YAMAMOTO, mas ela está numa reunião. O CAPITÃO PM LUIZ ANTONIO encontra-se fazendo o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e também não pode me auxiliar. Falo com um capitão da Sala de Imprensa, que não está a par dessa solenidade, mas fica de transmitir a minha preocupação para a CORONEL PM MARIA YAMAMOTO. Como o Professor ADILSON CÉZAR somente comparece no Conselho de Honrarias e Mérito às terças-feiras, os diplomas das Medalhas a serem entregues no dia 22 de janeiro deverão ser assinados somente no dia 17 de janeiro.
Faço uma ligação para o CAPITÃO PM ANÍSIO, nosso secretário, a fim de que ele procure agilizar a confecção dos diplomas. O ANÍSIO está também fazendo o CAO e seu tempo é limitado.
Recebo um e-mail do GUILHERME, pertencente à família de dona MARIINHA, a mulher mais antiga da revolução de 32, que está viva, com 101 anos: 
Bom dia nobre amigo,
É com grande prazer e satisfação que recebo seu convite.
Sinto felicidade imensurável em poder representá-la nessa ocasião.
Confirmo minha presença nas três ocasiões, 22 de janeiro, 23 de maio e 09 de julho.
Fico grato e parabenizo a Sociedade, o Sr., o Sr. Egydio, e os professores Adilson Cezar e Biajone.
É através de pessoas de inteligência esclarecida como vocês que a História de nosso país não se perde.
Tenha uma ótima semana.
Gostaria apenas de fazer uma observação. Tenho apenas 20 anos de idade. Isso representa algum obstáculo para o recebimento da condecoração por Mariinha?
Date: Mon, 9 Jan 2012 18:42:50 -0200
Subject: CONVITE PARA A ABERTURA DOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

PREZADO GUILHERME
Estou encaminhando o convite para 22 de janeiro, quando abriremos as comemorações dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista.
Sua família tem uma história de integração com a Revolução valiosíssima.
Preciso que você me mande um currículo não muito extenso de dona MARIINHA para encaminhar ao Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo no momento da chancela do diploma da Medalha MMDC que será concedida a ela.
Não vamos pensar em morte, mas caso isso venha a ocorrer antes da confecção do diploma, acrescentaremos o "post mortem".
O convite é também para seus familiares e amigos.
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

CARO GUILHERME
Sua idade não obsta em nada. Pelo contrário, estamos precisando dos jovens para dar continuidade à saga dos heróis de 32.
Tenho pautado pela juventude na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sendo que 23 de maio é simplesmente o "DIA DA JUVENTUDE", por lei de 1978. Conto com você para a perpetuação de seus antepassados que tão gloriosamente lutaram pelo BRASIL.

A tarde também é atarefadíssima. Compareço com o senhor JÚLIO DARVAS à FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO para uma audiência com o doutor BANDEIRA LINS, presidente. A tarde toda é ocupada com essa missão de apresentar a pessoa que está organizando o CLUBE DE VALORIZAÇÃO DOS VETERANOS VENCEDORES. JÚLIO DARVAS explica ao doutor LINS todos os pormenores de sua criação.
Por volta das 17 horas estou voltando ao MMDC, onde trabalho no computador até 20 horas. Consigo conversar com o CAPITÃO PM ANÍSIO e ele me colocou a par uma conversa que teve com o CAPITÃO LUIZ ANTÔNIO, da SComSoc, mas que também está fazendo o CAO. Estranho é o LUIZ ANTÔNIO não saber de nada se eu mesmo conversei com ele, ainda em 2011, sobre esse evento que sonho fazer desde outubro do ano passado. Alguma coisa está errada nisso tudo. Faltam 10 dias para o evento e um oficial do órgão que cuida do cerimonial dizer que desconhece o solicitado pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC em dois ofícios entregues em mãos de oficiais superiores. O ANÍSIO, nosso secretário, retornará às conversações a respeito desse assunto amanhã.  
Em casa, vejo as seguintes mensagens:

Estimado NATANAEL
O final de fevereiro vai ser complicado para a Sociedade. Teremos compromissos fora de São Paulo.
Vou lhe mandar correspondência de nossos irmãos EGYDIO (PIRACICABA), ERIC (ITAPIRA), GUILHERME (SÃO VICENTE). O trabalho do Professor BIAJONE você já conhece.
O que quero dizer é que A UNIÃO FAZ A FORÇA.
Estamos constituindo uma verdadeira "nação constitucionalista" e estou até espantado com o vulto que a coisa está tomando.
Vamos conservar a data de 11 de fevereiro, porque depois do carnaval haverá um esmorecimento normal a todos.
Não importa o número de condecorações. O importante é a nossa união. Claro que as comendas trazem as pessoas para o nosso encontro. Apesar de vocês estarem de férias, acredito que dê para realizar esse encontro no segundo sábado do mês. O prazo para entrega dos currículos fica um pouco mais "frouxo" em razão de tudo isso. Apenas mantenha um contato com o nosso Secretario e também responsável pelo setor de medalhas, nosso querido CAPITÃO PM ANÍSIO. Ele irá entender o nosso objetivo.
Enfim, ITAPIRA está até arrumando uma caravana para vir a SÃO PAULO no dia 22 de janeiro. Espero vocês também na Abertura dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 1932.  

Em 10 de janeiro de 2012 17:01, Natanael escreveu:
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
Caríssimo Cel Ventura
Já estamos divulgando o evento de "start" do Jubileu de Carvalho no dia 22 próximo, e estaremos com certeza apoiando o Sr. e equipe no evento.
Concernente, a Reunião do COFAM de fevereiro, estávamos pensando que seria na ultima semana de fevereiro, pois o Maj Walter está de férias, e o Sd Lima tbem, e eu também estarei entrando em férias no dia 16Jan12, e devido ao calendário apertado, talvez não consigamos nos reunir para deliberarmos sobre os nomes para outorgas de medalhas aí na nossa Sede em fev/12, com tempo hábil.
-Qdo houver o retorno do recesso da Soc Vet 32, farei contato pessoal ou telefônico com o Sr. para acertar detalhes.
Abraços ao Senhor, e muita saúde com vibração Bandeirante para este ANO DO JUBILEU DE CARVALHO!
Ten Natanael.

CARO NATANAEL
Solicito de vocês a divulgação do convite para o dia 22 de janeiro, às 10 horas, na PRAÇA DA SÉ, quando anunciaremos a Abertura do JUBILEU DE CARVALHO do Movimento Constitucionalista de 1932.
É intenção realizar a primeira reunião da COFAM no segundo sábado de fevereiro e não no terceiro por causa do carnaval.
O núcleo MMDC-LESTE iria entregar comendas nessa oportunidade? Caso positivo os currículos deverão dar entrada na Sociedade em 16 de janeiro, quando a administração volta a funcionar.
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA

HAMILTON PINHEIRO DA COSTA nasceu no município de NOVA TIMBOTEUA, no PARÁ, no dia 19 de abril de 1948 e dedicou a vida ao jornalismo. O carisma e bom humor lhe renderam o apelido de “COMANDANTE HP”. Muito querido pelos amigos, tinha como frase de efeito “prossiga, Comandante!”, que ganhou até comunidade no ORKUT. No rádio, ele foi plantonista esportivo, dividindo com ZAIRE FILHO a apresentação de programas especiais aos domingos, com audiências elevadas. Sua primeira passagem pela Rádio CULTURA foi entre 1984 e 1995, retornando à casa em 2006. Atualmente, era gerente de jornalismo da Rádio CULTURA. Em dezembro do ano passado, foi diagnosticado com pneumonia, que se agravou e desencadeou outros problemas pulmonares. No último dia 9, o jornalismo foi internado no Hospital SAÚDE DA MULHER e morreu na madrugada deste 10 de janeiro. HAMILTON PINHEIRO completaria, em 2012, 50 anos de jornalismo e 65 de vida. A presidente da Rádio CULTURA DE COMUNICAÇÃO, ADELAIDE OLIVEIRA, lamentou a morte do jornalista. “HAMILTON era uma pessoa que sabia agregar, mesmo aposentado e doente estava sempre presente na redação”, disse ADELAIDE. “O jornalismo paraense perdeu um grande profissional”, destacou o diretor da Rádio CULTURA, ÉDSON MATOSO. “Ele foi um grande professor e sua morte deixa uma grande lacuna no jornalismo”, lamentou o radialista JOSÉ VIEIRA. HAMILTON PINHEIRO DA COSTA deixa dois filhos e um grande legado ao jornalismo.  

ZENOS STRAZZERI era executivo formado em redes de computadores com especialização em negócios internacionais pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Profissional reconhecido no mercado de tecnologia da informação e comunicações, em especial no segmento de redes. STRAZZERI fez parte do grupo responsável pela introdução da NOVELL no BRASIL, em 1989. Um pouco antes, ele havia fundado a ABCOM, empresa de distribuição de produtos de rede, junto com um sócio. Entre 2002 e 2008, STRAZZERI foi gerente executivo da divisão de outsourcing de TI na STEFANINI IT SOLUTIONS. Em seguida, ocupou o cargo de diretor de canais da SAP para o mercado de médias empresas, onde foi responsável pela implantação da estrutura de venda vias canais. Atualmente, STRAZZERI ocupava o cargo de diretor de desenvolvimento de negócios na WESTCON para a AMÉRICA LATINA, empresa de distribuição de produtos para redes, segurança e mobilidade. Ele iniciou a carreira na empresa como gerente de desenvolvimento de negócios para data centers, em dezembro de 2009. O executivo também disseminava seu vasto conhecimento profissional em uma coluna publicada no site Portal do Canal, divisão do GRUPO DIRECT CHANNEL, voltado para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais e empresas atuantes através de canais de vendas e distribuição. Casado, ZENOS STRAZSERI morreu vítima de câncer, em SÃO PAULO. A idade do executivo não foi revelada.   

O CORINTHIANS encerrou a primeira fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR com 100% de aproveitamento após vencer o JUVENTUS, hoje, em JAGUARIÚNA, por 3 a 0, e garantiu vaga para a próxima fase. Já o SÃO PAULO passou vergonha: o time perdeu para o BARUERI por 2 a 1 e deu adeus precocemente à competição. Mas se o TRICOLOR lamentou a derrota, o TIMÃO festejou. Um dos destaques foi o lateral-esquerdo DENNER, aposta do técnico TITE entre os jogadores de base e que até já treinou entre os profissionais. O alvi-negro agora espera pelo vencedor do Grupo N, formado por GOIÁS, GUARANI, BRASÍLIS e FLAMENGO-PI, para saber quem será o seu adversário. Já o JUVENTUS depende de outros resultados para se classificar entre os oito melhores segundos colocados. O PALMEIRAS, que na segunda-feira, bateu a FERROVIÁRIA por 2 a 0 e garantiu o primeiro lugar do Grupo E, conheceu hoje o seu próximo adversário. Será o MONTE AZUL, que derrotou o PORTO por 2 a 1 e chegou aos nove pontos em três jogos no Grupo F. Depois de o atual campeão FLAMENGO ter decepcionado na segunda-feira ao ser eliminado precocemente também, outra equipe de tradição que caiu na COPINHA foi o ATLÉTICO MINEIRO. Hoje, o GALO perdeu por 2 a 0 para o DESPORTIVO BRASIL e ficou com a terceira posição no Grupo R.

NASSER AL- ATTIYAH, do CATAR, atual campeão do RALI DACAR na categoria carros deixou hoje a competição na nona etapa, entre ANTOFAGASTA e IQUIQUE, no CHILE, por problemas mecânicos no seu HUMMER. Ele era o sexto colocado na classificação geral.   

Personagens na queda de três ministros no primeiro ano de mandato da presidente DILMA ROUSSEFF, as entidades privadas sem fins lucrativos foram autorizadas a receber quase um bilhão de reais a mais no Orçamento de 2012. Com as emendas parlamentares aprovadas pelo Congresso, os gastos com as organizações não governamentais poderão alcançar 3,4 bilhões – 42% mais em relação à proposta original de 2,4 bilhões. O aumento das verbas ocorre no momento em que o governo tenta conter irregularidades no repasse de recursos para ONGs. Segundo o Tribunal de Contas da União, o atraso médio na apresentação das prestações de contas por parte das entidades cresceu em 2010 e alcançou 2,9 anos.
Com dificuldades para fazer a reforma ministerial até o fim do mês, a presidente DILMA ROUSSEFF deverá deixar as mudanças para fevereiro. A idéia é trocar de cinco a oito ministros, mas sem provocar atritos entre os partidos da base aliada. Com isso, o ministro da Educação, FERNANDO HADDAD, terá agora de esperar um pouco mais para começar sua campanha à Prefeitura de São Paulo pelo PT.

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar a operação do governo paulista e da Prefeitura na cracolândia. Para os promotores, a ação, “precipitada e aparentemente desastrosa” é feita “à base de cavalos, balas, dor e sofrimento!. “É pirotecnia”, reagiu o Secretário ANTÔNIO FERREIRA PINTO (Segurança Pública).

Ao menos seis pessoas morreram no ataque a uma escola islâmica em BENIN, no sul da NIGÉRIA. Desconhecidos invadiram o prédio, que abriga também uma mesquita, e atearam fogo. O atentado pode ser uma represália à recente onda de violência contra cristãos no norte do país, que matou cerca de 90 pessoas nas últimas semanas. Além da violência sectária, a NIGÉRIA tem enfrentado uma série de protestos contra o aumento do preço de combustíveis no país. Hoje, pelo segundo dia seguido, os nigerianos foram às ruas para pedir o retorno do subsídio estatal à gasolina. Trabalhadores do setor petrolífero, o mais importante do país, cruzaram os braços.

O governador da Província de KILIS, no sul da TURQUIA, afirmou que funcionários da alfândega interceptaram hoje quatro caminhões carregados de equipamentos militares que saíram do IRÃ e seguiam para a SÍRIA. YUSSUF ODABAS disse à agência DOGAN que os veículos foram apreendidos quando tentavam entrar no território sírio.      

2 013     :       -    QUINTA-FEIRA
Muda o tempo. Começa a chuviscar e esfria. LUCINDA porta-se bem nesta manhã. Diz ela que as dores já não são tão fortes como nos primeiros dez dias da queda no quintal de casa. Fala da situação delicada do REGINALDO, filho de dona EMÍLIA e senhor FRANCISCO, nossos vizinhos da frente. Ele permanece internado na UTI, após a cirurgia de diverticulite. Dizem que sofre de uma infecção generalizada. 
Com a chuva, podemos trabalhar mais sossegados na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI passou pela CRUZ AZUL nesta manhã. Ela não se sentiu bem à noite passada. Continuam a chegar adesões para o recebimento do COLAR DA VITÓRIA em 24 de janeiro. Vamos emitir uma mensagem no sentido de que a CONFRARIA DO COLAR esteja presente nesse dia. Também marco reunião do Conselho do Colar para dia 16, a fim de examinar os nomes que estão sendo propostos.
Repercute muito bem a Lei que criou a PRAÇA GINO STRUFFALDI. Faço uma minuta de um ofício endereçado ao vereador TONINHO PAIVA pela propositura do Projeto de Lei que originou a Lei da nomeação da praça.
Almoço com nosso amigo OLIVEIRA. Falamos muito sobre esses dois assuntos que estão na pauta no MMDC: a entrega do COLAR DA VITÓRIA em 24 de janeiro e a nomeação da PRAÇA GINO STRUFFALDI. A chuva atrapalha bem nossos planos nesta quinta-feira. Por volta das 16 horas, com dificuldade, inicio o retorno para casa.
Vejo, pela Internet, algumas mensagens, principalmente dos núcleos do interior, colocando em seus blogs a notícia da nomeação da PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI.
PREZADOS PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC
Incumbiu-me o Sr. CEL VENTURA de informá-los que em todos os blogs de NC seja publicada a noticia que segue em anexo e também logo abaixo da criação da PRAÇA CAP GINO STRUFFALDI.
Atenciosamente e grato
BIAJONE
Jan 9, 2013
Prezados (as) associados (as) e amigos (as).
É com muito orgulho que encaminhamos o documento que recebemos da Prefeitura Municipal de São Paulo onde denomina Praça Capitão Gino Struffaldi o espaço público livre inominado delimitado pela Rua Dr. Plinio Barreto, pelo Viaduto Dr. Plínio de Queiroz e pela Praça 14 Bis, localizado no Distrito da Bela Vista, Subprefeitura da Sé.
MARIO FONSECA VENTURA
Coronel PM - Presidente
DESEJAMOS UM FELIZ 2013
Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Rua Anita Garibaldi, 25
Centro - SP - CEP 01018-020
11 3105-8541
PRAÇA CAP GINO STRUFFALDI (em anexo).
Comentário 155 - 10 de janeiro de 2013 - Assuntos: (In) Confiabilidades, Falta de Noção, Futuras eleições e Notícias
Instituições , confiáveis?
Corretamente, nós brasileiros confiamos mais nas Forças Armadas, do que em outras instituições, mesmo nas que têm importância bem maior no seu dia a dia. O Exército já aparecia como a instituição mais confiável, mas sua aprovação saltou para 75%, seguido pela Igreja Católica. Distantes, na sequência, aparecem o Ministério Público, a imprensa, a polícia, o Judiciário, o Governo e o Congresso, e longe, na lanterna, os partidos políticos, com apenas 7% de confiabilidade. Considerando que há pouco o PT alardeava 30% de seguidores, deve ter perdido muito com o mensalão. A desmoralização das Instituições se agrava com o conflito entre o desgastado Poder Legislativo e o Poder Judiciário, e ficará pior quando, por rodízio, o Lewandovski ou o Toffoli assumirem a presidência do STF. – Que falta faz um “Poder Moderador” como o de Pedro II.
Sem Noção: - Vendo fantasmas - homens que administram o patrimônio público, têm apelado para o “além” para tomar suas decisões.. como Eduardo Paes e Cezar Maia , que pedem ao “cacique” Cobra Coral que decida por eles.
Congresso - Além do orçamento de 2013, o ano legislativo do Congresso Nacional terá inúmeras medidas provisórias pendentes de votação. Parece não ter noção de suas obrigações, entretanto tem importância. Só ele pode repudiar a maligna Convenção dos Direitos dos Povos indígenas assinada pelo Executivo. Só ele pode melhorar as iníquas leis existentes e  modificar uma Constituição prolixa e incumprível. O que é certo é que este Congresso  é caro demais. Melhor seria reduzir o número de parlamentares para um terço do número atual.
Campanha falaciosa: Proteja sua família. “Desarme-se" – Aí é que você não terá como proteger a sua família. Melhor seria anunciar: “Senhor bandido, poder vir que não haverá resistência. Leve o que quiser e faça com minha mulher e com minhas filhas o que lhe apetecer. Inclusive matá-las. Esses programas de controle da venda de armas legais estão a postos para serem colocados em prática sempre que algum evento de apelo emocional ocorre. E o resultado: elevação e não a diminuição da criminalidade. A segurança só aumenta para os criminosos e não para população de bem. Independente da necessária auto proteção, nossas autoridades deveriam saber que há uma campanha mundial contra a possibilidade de resistência dos “futuros alvos”. A ONU endossa o engodo e compara o desarmamento civil de armas leves aos acordos de não proliferação de armas nucleares entre países. É fácil entender o porquê. Com que intenções? – A Europa, sem olhar seus problemas financeiros, se propõe a gastar dinheiro para preservar toda a vegetação nativa da Amazônia, mesmo que isto impeça o desenvolvimento da produção. A imprensa européia, esquecendo suas próprias crises, produz artigos sobre a situação dos Guarani Kaiowá e sobre o “Acampamento Internacional de Observadores dos Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul”. Que caras de pau.
O motivo errado - O aumento da capacidade militar do nosso País visaria viabilizar a aspiração a um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Isto pouco interessa. Só cumpre decisões desse Conselho quem quer. O verdadeiro motivo é dissuadir aventuras estrangeiras e defender os interesses do nosso País quando necessário. Alguns ingênuos imaginam que o Brasil, ao contrário de países como Rússia e China, não enfrenta nenhuma ameaça de origem externa, capaz de justificar níveis elevados de gastos militares. Ledo engano. Nada há e mais perigoso do que riquezas que não se pode defender.
Pode acontecer...nas eleições: - 2014 ainda está longe, mas isto não nos impede de pensar: A atual corrente política dominante , unida ou desunida, certamente ganhará as próximas eleições pois o entreguismo é ainda mais repudiado do que a corrupção. Porem, afastada a ameaça da oposição, certamente aflorarão as divergências internas da corrente atualmente dominante, pois o discurso anti corrupção da atual presidente, mesmo com medidas mínimas, atinge profundamente o governo anterior, enlameado pela exposição de sua corrupção generalizada. Poderíamos, grosseiramente, vislumbrar como provável um confronto entre a facção sindicalista do Lula e a facção nacionalista da Dilma. Com os dados de hoje provavelmente a facção nacionalista teria vantagem em relação ao apelo popular, mas no interior do partido, os políticos prefeririam Lula que lhes concedia boquinhas e era mais tolerante com a corrupção. Isto significa que se ambos “postularem”, não havendo um fato novo e chegarem saudáveis às eleições, o PT escolheria o Lula como seu candidato, isto é Dilma não teria chance dentro do PT, a menos que o Lula resolvesse não disputar a eleição. Num cenário de enfrentamento, só restará à Dilma trocar de partido antes do prazo da desincompatibilização. Poderíamos ainda cogitar em que se apoiariam os prováveis postulantes: O Lula, caso o PT o escolha, certamente nos sindicatos e nos políticos da boquinha; a Dilma, caso saia do PT, nos nacionalistas e nos militares. O candidato da atual oposição, nem contará se mantidas as atuais condições. Entretanto, se nossa economia degringolar como deseja o “Estabelecimento Financeiro Internacional”, o discurso anticorrupção e anticomunista pode tornar o candidato competitivo,mas somente se ele conseguir se desvincular do entreguismo de FHC . O momento é apenas de observação. Muita água ainda vai rolar. No mundo tudo pode acontecer inclusive uma guerra que, se não nos envolver diretamente, envolveria nossos mercados. Caso haja paz no mundo, paz garantida, pior para nós, pois as pressões para a independência indígena será ainda mais forte. Aguardemos.
Notícias: - Pré Sal - A produção de petróleo e gás natural na região do pré-sal aumentou 25,6% de outubro para novembro, atingindo média de 227,6 mil barris diários de petróleo e 7,1 milhões de metros cúbicos de gás natural. O aumento se deveu à entrada em operação de mais dois poços, (Jubarte e Marlim Leste. Ainda no início deste ano está previsto o início de operação do piloto de Sapinhoá, outro grande campo do pré-sal, de petróleo, aliás com melhor qualidade .
Venezuela – Tudo indica que o Chavez está a beira do óbito. Isto talvez seja festejado por muitos, atentos a imprensa americanófila, mas o nosso País perderá, se não um aliado, sua primeira linha de defesa na Amazônia. A área Ianomâmi, um verdadeiro “Curdistão” entre o nosso País e a Venezuela, somente ainda não se uniu ,numa só região autônoma, pela firme recusa do Chavez. Continuará o sucessor dele com a mesma política? Quem dera...
Fretes Marítimos - Nosso País paga US$ 20.000.000.000,00 / ano em fretes. Uma evasão de divisas que poderia comprar 100 navios por ano e fazer uma frota verdadeiramente nacional que traria competição aos fretes cartelizados (claro, a frota nacional teria de ter gestão eficiente e idônea). Hoje, só a frota da Petrobras é verdadeiramente brasileira. A VALE tem a dela sob bandeira de conveniência (Cingapura), a ALIANÇA pertence à HamburgSud, a LIBRA a CSAV, a NORSUL a grupo dinamarquês e assim são todas. Dilma, desperta!
Contratação suspeita – O Clube de Engenharia, em defesa da capacidade dos técnicos nacionais, pediu cancelamento da contratação de engenheiros militares dos EUA  para a prestação de estudos visando à navegabilidade na bacia do rio São  Francisco. Mesmo desconsiderando o aspecto estratégico não havia mesmo razão para tal contratação. Deve haver aí algum jogo de corrupção, se não de traição.
Perigo – A reduzida taxa de natalidade - A Grécia já está condenada. A cada 25 anos perde um terço de sua população e o que sobra envelhece cada vez mais. É o resultado da taxa de natalidade de um filho por casal. Se, de agora em diante, cada casal em idade fértil decidir ter cinco filhos, aquele infeliz país ainda levaria cem anos para recuperar a população atual. Neste meio tempo terá tão poucos jovens trabalhando que não terá como investir nem como sustentar sua massa crescente de idosos. Agora chegam notícias do Japão: Desde 2007, a população japonesa não para de diminuir. Em um ano o país perdeu 212 mil pessoas. Nesse ritmo, em três gerações os japoneses, hoje 128 milhões, estariam reduzidos a 86 milhões. Hoje vendem-se lá mais fraldas geriátricas do que fraldas para crianças. Breve também não terão nem como sustentar sua massa crescente de idosos. Que isto sirva de alerta para o nosso País. Uma boa medida foi o programa Brasil carinhoso, por mais corrupção e vagabundagem que possa gerar, mas só ele não basta. São necessárias creches. Também são necessários estímulos morais: - condecorações ás mães, homenagens, apoio às normas religiosas que valorizem a natalidade e o que mais for possível. Isto se queremos ao menos conservar o nosso território. PS – A baixa taxa de natalidade atinge também aos EUA, mas eles tem se beneficiado da imigração ibero-americana, cristã e facilmente assimilável. Isto pode até mudar a composição étnica deles, mas não os ameaça como nação, ao contrário da Europa, cujos imigrantes são islâmicos inassimiláveis que, antes mesmo de se tornarem maioria, tendem a criar Estados próprios.  
Ambientalismo em queda: - Embora a presidente Dilma tenha confrontado a maquinaria ambientalista que obstaculiza os projetos de infraestrutura do PAC, ela ainda não parece com coragem para contrariar frontalmente certas pressões do aparato ambientalista-indigenista internacional. Essas atitudes de submissão a pressões externas tinham sido constante nos governos anteriores, desde o Collor, que entregou a reserva ianomâmi, exigida pela agenda da "Nova Ordem Mundial" até o Lula, que admitiu ter homologado a reserva Raposa Serra do Sol, por pressão internacional. Não obstante, o cenário está em mudança. A agenda ambientalista global experimenta um processo de desmoralização e retrocesso, pelos efeitos dos choques de realidade, pela evidente falsificação dos dados pseudo-científicos dos seus cenários catastrofistas, como pela cada vez mais evidente inviabilidade socioeconômica da sua agenda de restrições ao desenvolvimento, a começar pela insana proposta de "descarbonização" da economia mundial. Com a economia no vermelho, não há muito espaço para os delírios "verdes". Assim, em face desse enfraquecimento do discurso ambientalista, o adiamento da votação do Código Florestal permitirá que o processo decisório possa transcorrer sob menos pressões externas. E, com um pouco de otimismo, pode-se esperar que, com cabeças mais frias, o Planalto não venha considerar como uma afronta pessoal a aprovação de um texto mais próximo ao já aprovado pela Câmara dos Deputados - que, sem dúvida, representa um consenso majoritário dos setores relevantes da sociedade. Em 1992, a desmedida soberba de Collor fez da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) a sua versão do Baile da Ilha Fiscal. Na época, houve quem se deixou enganar pelas insidiosas aparências do movimento ambientalista-indigenista internacional. Duas décadas depois, havendo uma maior compreensão de que se trata de um instrumento neocolonial de interesses supranacionais, não é crível que se repitam erros semelhantes e primários.
Mais uma da Funai: - A Justiça Federal de Ilhéus mandou reintegrar quatro propriedades que haviam sido invadidas por supostos índios A primeira delas, invadida pela 3ª vez em julho deste ano, foi encontrada com a sede destruída. Tudo roubado. Num gesto insensato, um coordenador da Funai sugeriu ao proprietário que se cadastrasse como índio, a exemplo da sua vizinha Isabel que se cadastrou. Assim se pode aumentar a área indígena sem conflitos. Os agentes cumpriram mais dois mandados. Ao Chegar noutra fazenda (Grupo Chaves), os “índios” invasores correram.  Entre os evadidos, foi reconhecido o “Cacique” Cleildo, um ex-sem terra, assentado do INCRA, que do nada virou índio e passou a ser cacique, infernizando aquela região.
Que Deus proteja a todos nós
Gelio Fregapani
Um dos suspeitos de atirar na grávida DANIELA NOGUEIRA OLIVEIRA, de 25 anos, que hoje teve a morte cerebral confirmada, já está identificado. Ele mora na região do CAMPO LIMPO, zona sul, próximo de onde ocorreu o crime, e vem sendo procurado desde terça-feira. Policiais do 37º DP (CAMPO LIMPO) conseguiram elaborar o retrato falado do suspeito com a ajuda de imagens de câmeras de segurança e de uma testemunha. Ele é pardo, magro, tem cerca de 1,75 m de altura, olhos escuros, cabelo raspado e aparenta ter 20 anos. O homem seria garupa da moto TWISTER amarela que seguiu DANIELA na noite de segunda-feira, dia 7 de janeiro, até o condomínio onde ela morava e a abordou no momento em que a moça desceu do carro. A polícia acredita que os criminosos tenham interpretado como reação o fato de DANIELA abraçar a bolsa, em um impulso para proteger a barriga. Ela estava grávida de nove meses. O tiro que atingiu a cabeça da jovem foi disparado pelo piloto, que usava capacete. A morte encefálica de DANIELA foi confirmada às 15:08 horas. A filha dela, GABRIELA, que nasceu às 21:10 horas de segunda-feira, está bem. Moradores do Condomínio HORTO DO IPÊ, onde ocorreu o crime, realizaram nesta noite passeata por mais segurança no bairro. Segundo eles, os assaltos são freqüentes. O professor GILSEMAR DE ARAUJO OLIVEIRA, cunhado de DANIELA, disse: “Ela não é a primeira vítima de violência que tem esse destino. Quantas mais terão de morrer para que alguém tome alguma providência?” A PM reforçou o policiamento na área e algumas viaturas foram vistas circulando pelo bairro.

O advogado MARCOS SCHWARTSMAN formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na turma de 1960. Excelente orador, participou de inúmeros congressos e seminários como debatedor e palestrante. Ele foi presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo e integrou a banca de examinadores dos concursos da magistratura trabalhista, inidicados pela OAB-SP, nos anos de 1996 e 1997. SCHWARTSMAN também advogou para o Sindicato dos Metalúrgicos nas Indústrias de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Vidros, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem, Sindicato dos Músicos e Mestres e Contra Mestres na Indústria de Fiação e Tecelagem de São Paulo. Natural de CAMPINA GRANDE (PARAÍBA), onde nasceu em 1935), ele veio com os pais para São Paulo aos 9 anos de idade. O advogado tinha uma doença neurodegenerativa que acarreta perdas motoras. Ele morreu nesta quinta-feira, aos 77 anos, de septicemia. SCHARTSMAN teve três filhos e cinco netos. Será enterrado no dia 11 no Cemitério Israelita do BUTANTÃ, em SÃO PAULO.  
Dados pessoais do ex-presidente LULA, do ministro RICARDO LEWANDOWSK e do publicitário MARCOS VALÉRIO foram divulgados hoje pela mesma conta de TWITTER usada no começo da semana para expor dados de JOSÉ DIRCEU, do deputado JOSÉ GENOÍNO, do ex-tesoureiro do PT DELÚBIO SOARES e do bicheiro CARLINHOS CACHOEIRA. As informações reveladas foram telefones, endereços, números de documentos e nomes de empresas. O hacker afirma que se trata de um protesto contra o mensalão, processo julgado pelo STF.

Um helicóptero com dois passageiros a bordo está desaparecido há uma semana no Estado de São Paulo. Um ROBINSON 66 de prefixo PR-DUB decolou às 14:46 horas do dia 3 de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 93 km da capital, e informou no plano de voo que estava seguindo para ILHABELA, no litoral norte paulista. O voo duraria cerca de uma hora. Hoje, familiares dos ocupantes do helicóptero entraram em contato com a Força Aérea Brasileira e pediram ajuda nas buscas. As famílias dos passageiros são de ARUJÁ, na GRANDE SÃO PAULO – a aeronave teria saído de lá antes de chegar a SÃO JOSE DOS CAMPOS. A última vez que o helicóptero foi visto no radar foi na região de REDENÇÃO DA SERRA, segundo a FORÇA AÉREA. A Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (ABRAPHE) pediu ajuda aos pilotos que sobrevoam a área e acredita que o sumiço pode ter acontecido na região da Represa de PARAIBUNA. Nenhum reporte de pouso de emergência ou pedido de socorro foi emitido nos últimos dias pelo helicóptero desaparecido. Sob chuva e neblina, um avião FC-150 AMAZONAS da FAB, especializado em resgates, saiu hoje para fazer buscas na região, mas a operação foi prejudicada pela falta de visibilidade. Amanhã, a procura será intensificada.

O SÃO PAULO se redimiu do fiasco do ano passado, quando não passou da fase de grupos da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, ao vencer o SÃO CARLOS por 2 a 0, em SÃO CARLOS. Assim, o time foi ao mata-mata do torneio como primeiro colocado do Grupo M, com três vitórias em três jogos. Um pouco mais cedo, o SANTOS fez o mínimo necessário para alcançar o mata-mata da COPINHA. Em JAGUARIÚNA, o time da VILA BELMIRO apenas empatou por 0 a 0 com o CORINTHIANS-AL e, assim, garantiu-se na primeira colocação do Grupo V. Em segundo, na chave, com um ponto a menos do que o SANTOS, ficou o SÃO MATEUS, que horas antes havia derrotado o REMO por 3 a 2.

A seleção brasileira sub-20 decepcionou e apenas empatou por 1 a 1 hoje contra o EQUADOR, na estréia do Sul-Americano da categoria, disputado na ARGENTINA. No começo da partida, o BRASIL tentou se impor com o toque de bola. O técnico ÉMERSON ÁVILO mandou a campo uma equipe ofensiva, mas encontrou muita dificuldade em superar a retranca dos equatorianos. A seleção volta a campo no dia 13, quando enfrenta o URUGUAI, às 21 horas.

Um acidente entre um táxi e um veículo de apoio do RALI DACAR resultou em duas mortes a 10 km da fronteira entre PERU e CHILE. O motorista e um passageiro do táxi – que transportava seis pessoas – não resistiram ao choque frontal contra o carro de apoio, que levava outras três. Na prova, NASSER AL-ATTIYAH, do CATAR, venceu a etapa entre ARICA e CALAMA, no CHILE, entre os carros. O chileno FRANCISCO LÓPEZ ganhou entre as motos.   

Uma série de atentados a bomba deixou pelo menos 115 mortos hoje no PAQUISTÃO, em um dos dias mais violentos dos últimos anos. O pior ataque ocorreu na cidade de QUETTA, capital do BALUQUISTÃO, onde duas explosões quase simultâneas mataram 81 pessoas em um salão de sinuca freqüentado por muçulmanos xiitas, minoria religiosa no PAQUISTÃO. O BALUQUISTÃO, maior província paquistanesa, e a vizinha Federação de Áreas Tribais, território semiautônomo, enfrentam o crescimento da violência por grupos de extremistas islâmicos e são tidos como santuários do TALEBAN e a AL-QAEDA. A área tem sido alvo de bombardeios dos EUA com aviões não tripulados – cinco suspeitos foram mortos hoje. Segundo a polícia, os atentados em QUETTA, ocorreram com um intervalo de apenas dez minutos. Muitas das vítimas eram pessoas que haviam se deslocado para o local para socorrer os atingidos na primeira explosão. O duplo ataque, que também deixou 160 feridos, matou majoritariamente xiitas. A segunda bomba era tão potente que fez o teto do prédio desabar. O grupo LASHKAR-E-JHANGVI, responsável por outros atentados contra xiitas, assumiu a autoria dos ataques. A primeira bomba foi levada por um suicida. A segunda estava dentro de um carro estacionado na porta do local e foi detonada por controle remoto. A organização de radicais sunitas justifica a ação dizendo que os xiitas não são “muçulmanos verdadeiros”. Ainda hoje, outro atentado, desta vez contra soldados para-militares leais ao governo, também em QUETTA, matou 12 pessoas e deixou mais de 40 feridos. O Exército do BALUQUISTÃO UNIDO assumiu a autoria da ação. Em MINGORA, capital do VALE DO SWAT, outro atentado, em uma mesquita sunita, deixou 22 mortos e 70 feridos. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. A região ganhou atenção internacional após a estudante MALALA YOUZAFZAI, de 15 anos, ser baleada pelo TALEBAN por defender o direito das mulheres de estudar.

Com o aval de uma contestada decisão do Judiciário emitida na véspera e em meio a uma manifestação de pelo menos um milhão de pessoas, a VENEZUELA inaugurou hoje um novo mandato presidencial na ausência do presidente. Numa cerimônia sem precedentes, HUGO CHÁVEZ foi investido em CARACAS de seu quarto período consecutivo no poder, apesar de estar em um hospital de CUBA, lutando contra o câncer. Inconformada com a interpretação feita pelo Tribunal Supremo de Justiça do Artigo 231 da Constituição, a oposição venezuelana convocou hoje seus partidários para uma “grande marcha” para o dia 23 “em defesa da ordem constitucional”. O artigo estabelece que a posse do presidente eleito deve ocorrer ante a Assembléia Nacional, no dia 10 de janeiro.

Militares da COLÔMBIA informaram ter capturado e matado um dos líderes do movimento denominado ELN (EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL). Conhecido como VICTOR, o líder é acusado de ter assassinado sete soldados e quatro policiais na região de ANTIÓQUIA, entre 2007 e 2012. A morte do líder ocorre em meio às negociações entre as autoridades colombianas, as FARC e o ELN em busca de um acordo de paz.

A missão da ONU para a estabilização do HAITI informou que mais de 500 mil pessoas no país necessitam de “ajuda imediata”. Segundo o cálculo, pelo menos 81,6 mil pessoas sofrem de desnutrição imediata, inclusive crianças. Pelas autoridades da ONU, a insegurança alimentar afeta 2,1 milhões de haitianos.    

A rainha ELIZABETH, da GRÃ-BRETANHA, anunciou que caso o príncipe WILLIAM e sua esposa grávida, KATE, tenham uma menina, ela receberá oficialmente o título de princesa, em uma alteração das regras estabelecidas há quase um século. Sob a proclamação do rei GEORGE 5º em dezembro de 1917, apenas o filho mais velho de WILLIAM e KATE, que deve dar à luz no meio do ano, seria chamado de príncipe. Uma menina teria apenas o título de “dama” e não seria chamada de “sua alteza real”. 

2 014    :     -     SEXTA-FEIRA
Mais uma data de temperatura passando dos 30 graus, logo de manhã. Mesmo assim vou para a cidade de SÃO PAULO, onde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC procuro atender alguns telefonemas. A parte administrativa somente voltará a funcionar no dia 15, mas há certas providências que precisamos fazer ainda hoje. Uma delas é o registro dos diplomas da MEDALHA MMDC, que será entregue na solenidade de aniversário do 6º BPMM, SÃO BERNARDO DO CAMPO, marcada para o dia 14 (próxima terça-feira).
A problemática do telhado da Sociedade é a principal preocupação nossa. As chuvas de dezembro afetaram bastante a estrutura do prédio e o ano acabou sem encontrarmos uma solução para o problema. Este mês de janeiro também irá nos surpreender com temporais que, evidentemente, piorarão ainda mais o estado precário das dependências do MMDC.
MARIO MARGARIDO nos visita no período da tarde. Está atrapalhado com um problema de pensão alimentícia. Um advogado que trabalha na AOMESP está cuidando do caso.
Ameaça cair mais um temporal no centro da cidade. O retorno para GUARULHOS é sofrível. Mas o pior viria ainda a acontecer. Por volta das 17:50 horas despenca uma chuva de granizo. As pedras são enormes, como nunca aconteceu de muitos para cá. As calhas de casa são danificadas logo no começo. Depois são as telhas de amianto que cobrem as casas onde o PAULO CÉSAR tem as dependências de uma futura lanchonete (antigo lan house), e as construções feitas sobre a laje de nossa residência (onde mora a MARLENE e onde se situa meu quarto de dormir). As águas da chuva penetram em todas as dependências e criam uma situação bastante anormal. De imediato, nada podemos fazer. A natureza, às vezes, é madrasta e causa enormes estragos. É o que acontece neste cair da tarde. A queda de granizo dura cerca de meia hora e causa estragos em muitas residências do bairro.

A doméstica MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA ALVES sofreu um dos piores baques para uma mãe: perder um filho. Mas a dor dela foi ainda maior quando soube que ANTONIO CARLOS DA SILVA ALVES, de 31 anos, o CARLINHOS, deficiente mental, foi morto por um grupo de extermínio formado por policiais, os HIGHLANDER, que agiam na zona sul da capital. CARLINHOS teve a cabeça e as mãos decepadas. O caso aconteceu em outubro de 2008. A hipótese para o crime é de que, numa abordagem dos quatro PMs, CARLINHOS não tenha conseguido falar direito. Sem saber da deficiência, os policiais teriam interpretado como gozação e decidido matá-lo. Desde o seqüestro e morte de seu filho, MARIA DA CONCEIÇÃO e seus familiares lutavam por Justiça. Em julho  de 2011, os quatro PMs acusados pela morte de CARLINHOS foram condenados a 18 anos e oito meses de prisão pelo crime, mas o julgamento foi anulado. Eles aguardam novo júri. MARIA DA CONCEIÇÃO foi uma das autoras do livro “MÃES DE MAIO, MÃES DO CÁRCERE – A PERIFERIA GRITA”. A guerreira foi diversas vezes ameaçada de morte para que não buscasse justiça pela morte de CARLINHOS. Ela morreu neste 10 de janeiro, aos 54 anos, vítima de câncer.

Cinco mil manifestantes bloquearam hoje de manhã a ESTRADA DO M´BOI MIRIM, a MARGINAL PINHEIROS e a PONTE DOS REMÉDIOS, na zona sul, com o objetivo de chamar a atenção para as oito mil famílias que vivem na ocupação NOVA PALESTINA, localizada em uma área ambiental de aproximadamente um milhão de metros quadrados no JARDIM ÂNGELA, zona sul. A manifestação é promovida pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). O estopim do protesto foi a declaração do prefeito FERNANDO HADDAD na qual ele ameaçou reduzir a verba para o pagamento de desapropriações por conta da menor arrecadação após a Justiça suspender o aumento do IPTU. Para os sem-teto, a medida pode afetar a meta de entrega de 55 mil novas moradias até o fim de 2016. Também houve contrariedade no fato de o prefeito dizer que a área ocupada pelo assentamento não deve ser usada para habitação popular porque ali vai ser feito um parque. Os acampados da NOVA PALESTINA prometem se juntar a membros de outras ocupações da cidade para “fechar todas as principais avenidas” na próxima semana, caso suas reivindicações não sejam atendidas. O MTST pede ainda a construção no local de um conjunto habitacional do programa federal MINHA CASA, MINHA VIDA.

Um policial militar, 27 anos, foi baleado após uma tentativa de roubo, hoje de madrugada na Rua FREI FIDELIS MOTA, na VILA JACUÍ, zona leste da capital. O PM, que estava de folga e à paisana, seguia para casa quando foi abordado por duas motos com quatro homens. Eles anunciaram o roubo, mas o agente decidiu reagir e foi baleado na troca de tiros com os criminosos. Ele está interndo.

GEAN ALVES DE OLIVEIRA, 20 anos, JUAN KERLE, 28, e RAFAEL SANTOS DO CARMO, 25 anos, foram presos pela PMESP, ontem à noite, em PERDIZES, zona oeste, após roubarem um restaurante japonês, aberto há um mês. O bando estava armado e roubou dinheiro, celulares, 420 reis e a moto de um cliente. Os criminosos foram presos pela PM em uma rua próximo ao local do crime. Todas as vítimas reconheceram os suspeitos.

Dois homens em uma moto morreram após uma suposta troca de tiros com policiais militares, ontem à noite, em ITAPECERICA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO. Eles não obedeceram a ordem de parada e houve uma perseguição. Os dois caíram da moto e atiraram contra os policiais, que revidaram. Os homens morreram na hora. O caso foi registrado na Delegacia Seccional de ITAPECERICA DA SERRA.

O Cemitério do ARAÇÁ, na Avenida DOUTOR ARNALDO, em PERDIZES, foi novamente vítima de crime, nesta madrugada. Desta vez, cinco pessoas foram presas acusadas de furtar do local nove estátuas, sendo oito com representações de JESUS CRISTO e uma da VIRGEM MARIA. No domingo passado, dia 5 de janeiro, cerca de 30 pessoas invadiram o local e praticaram atos de vandalismo. CÍCERO MARQUES SOBRINHO, de 37 anos, LUIZ AMARO CRISTÓVÃO DE SOUZA, de 37, ANDERSON RODRIGUES, de 39 anos, ARACI MONTEIRO DE OLIVEIRA, de 41, e MICHEL BARBOSA LIMA DE OLIVEIRA, de 21 anos, foram pegos quando colocavam os objetos roubados em uma KOMBI. Moradores chamaram a PM após escutarem barulhos vindos do cemitério. Os agentes chegaram pelos fundos e viram quatro pessoas carregando as estátuas. Do lado de fora, estava o carro lotado de objetos. Além das peças, foram furtados vasos, pira, bases, bustos e nove crucifixos, todos de bronze. A mulher, última a ser presa, disse que estava esperando o namorado. Os outros integrantes da quadrilha também negaram o crime.

Duas liminares concedidas hoje pela 42ª Vara Cível de SÃO PAULO mudaram – mais uma vez – os rumos do Campeonato Brasileiro de 2013. O juiz MARCELLO DO AMARAL PERINO determinou eu  CBF devolva à PORTUGUESA e ao FLAMENGO os quatro pontos retirados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Dessa forma, a PORTUGUESA volta a se garantir na SÉRIE A enquanto o FLUMIMENSE é rebaixado para a Segunda Divisão. As decisões resultaram de ações movidas por torcedores de ambos os clubes. A base de argumentação é a mesma do inquérito aberto pelo Ministério Público de SÃO PAULO: desrespeito ao Estatuto doTorcedor, que obriga a CBF e o STJD a publicar as decisões tomadas, como a suspensão dos jogadores – PORTUGUESA e FLAMENGO foram punidos, na esfera esportiva, pela escalação irregular do atacante HÉVERTON e do lateral ANDRÉ SANTOS, respectivamente. A primeira vitória na Justiça comum foi obtida pelo advogado LUIZ PAULO PIERUCCETI MARQUES, sócio do FLAMENGO. MARQUES, inclusive, já defendeu o próprio Rubro-Negro em caso envolvendo o jogador FELIPE MELO, em 2008. Ao tomar conhecimento da liminar favorável ao FLAMENGO, o advogado DANIEL NEVES, torcedor da PORTUGUESA, ingressou com uma ação na 42ª Vara Cível, solicitando que o juiz MARCELLO DO AMARAL PERINO também apreciasse o caso rubro-verde. “A incidência do princípio da hierarquia das leis impõe tal conclusão, já que o Estatuto doTorcedor é Lei Federal e se sobrepõe às regras administrativas”, diz a decisão, para a qual ainda cabe recurso.

O RALI DAKAR registrou três mortes, sendo a primeira de um competidor neste ano. O piloto de motos ERIC PALANTE, de 50 anos, que estava em sua décima-primeira participação na competição, foi achado já sem vida pela organização da prova, a ASO. “Tanto as circunstâncias quanto as causas do falecimento estão sendo analisadas”, declarou a ASO em seu site oficial. Alem do piloto, dois repórteres argentinos morreram enquanto cobriam a quinta etapa. De acordo com a revista “SUPER RAILY”, os homens estavam a bordo de um carro que caiu de um barranco ontem. O veículo não estava credenciado para o evento.

Um adolescente paquistanês que morreu ao impedir um homem bomba de atacar sua escola foi indicado para receber postumamente a principal condecoração civil do país. AITEZAZ HASSAN, de 17 anos, confrontou o terrorista que tentava entrar em uma escola pública na província de KHYBER PAKHTUNKHWA. Ele e o militante morreram, mas não houve outros feridos.

O governo de ISRAEL anunciou, hoje, a licitação de 1,4 mil casas na área palestina ocupada. O plano é construir 800 novas casas na CISJORDÂNIA e 600 em JERUSALÉM ORIENTAL. O negociador-chefe palestinoSAEB EREKAT, eu se recusa a conversar com ISRAEL, afirmou que o “anúncio mostra o claro comprometimento israelense com a destruição dos esforços de paz”. As conversas pela paz entre ISRAEL  e a liderança palestina foram retomadas em 2013 e devem durar até ao menos abril.

O presidente francês, FRANÇOIS HOLLANDE, ameaçou, hoje, tomar medidas legais contra a revista “CLOSER”, que revelou um suposto romance entre ele e a atriz JULIE GAYET. A publicação – a mesma que foi condenada em 2012 por publicar fotos do topless de KATE MIDDLETON – mostra, em sete páginas, fotos que supostamente confirmariam a relação entre o Chefe de Estado e a atriz. Entre elas a de um homem parecido com um dos guarda-costas de HOLLANDE e uma segunda pessoa, que supostamente seria o presidente, chegando e saindo de um apartamento de PARIS. A revista garante que o presidente “passa as noites com a atriz a dois passos do ELISEU (sede do governo da FRANÇA)”. O presidente teve quatro filhos com a política SÉGOLÈNE ROYAL, com quem teve uma união civil, e vive nos últimos anos com a jornalista VALERIE TRIERWEILER, considerada a primeira-dama da FRANÇA. O adultério é uma questão de “tradição” entre os presidentes franceses contemporâneos. O polígamo FRANÇOIS MITTERRAND tinha duas famílias, uma delas na clandestinidade, e JACQUES CHIRAC conquistou uma jornalista do “LE FIGARO” em seus tempos áureos. Após conquistar o coração da modelo, atriz e cantora CARLA BRUNI, NICOLAS SARKOZY teria mantido um relacionamento com a secretária francesa de Ecologia, CHANTAL JOUANNO. Na mesma época, CARLA teria se envolvido com o músico BENJAMIN BIOLAY. A atual primeira-dama VALERIE TRIERWEILER também é alvo de fofocas. Segundo um livro recém-lançado, ela teria traído o segundo marido com um ministro do governo de NICOLAS SARKOZY ao mesmo tempo em que começou a sair com HOLLANDE.             

Um sobrevivente de um acidente de avião ficou famoso após publicar no FACEBOOK um autorretrato “selfie” no qual aparece de colete salva-vidas após o desastre, com a aeronave danificada ao fundo. O americano FERDINAND PUENTES, de 39 anos, disse que ainda está emocionado com o que aconteceu, há cerca de um mês. O homem sobreviveu graças ao colete e a um dos assentos flutuantes da aeronave, até ser resgatado pela GUARDA COSTEIRA, cerca de uma hora mais tarde.

2 015     :     -   SÁBADO
Uma batida entre um caminhão e um ônibus matou duas pessoas e deixou outras 22 feridas na noite da sexta-feira, dia 9, na FERNÃO DIAS, no trecho de MAIRIPORÃ, na GRANDE SÃO PAULO. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, o acidente ocorreu por volta das 23:50 horas na altura do km 56, na pista sentido BELO HORIZONTE e houve bloqueio total no sentido MG por cerca de 4 horas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o ônibus envolvido no acidente pertence à VIAÇÃO SANTA CRUZ e havia saído de SÃO PAULO com destino a BOA ESPERANÇA (MG) com 31 passageiros. O motorista teria batido na traseira de um caminhão, que estaria em baixa velocidade na pista. O condutor do coletivo morreu na hora. Outras três pessoas ficaram presas nas ferragens e uma delas não resistiu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 19 equipes de resgate de cidades da região foram deslocadas para o local para fazer o atendimento às vítimas. Além das mortes registradas, duas pessoas presas nas ferragens tiveram ferimentos graves e outras 20 se feriram sem gravidade. As vítimas foram levadas para hospitais de GUARULHOS, ATIBAIA e BRAGANÇA PAULISTA. Os demais passageiros foram atendidos no local e saíram ilesos.
Equipes da concessionária e também da PRF fizeram o bloqueio da pista no local. O tráfego foi bloqueado no sentido MINAS GERAIS por cerca de quatro horas. O tráfego só foi normalizado por volta das 3:40 horas. A lentidão máxima foi de quatro quilômetros, do km 56 ao km 60. O caso foi encaminhado ao Distrito Policial de MAIRIPORÃ e o delegado responsável pela ocorrência esteve no local. ainda segundo a PRF, um representante da empresa acompanhou o atendimento às vítimas.
LUCINDA recebe logo cedo esta notícia. A mãe da NORMA viajava para MINAS GERAIS e ficou presa nas ferragens. Estilhaços de vidro machucaram bem o rosto e partes do corpo. Sofreu fraturas no fêmur e outros ossos e está internada, em estado grave, no Hospital de Base de GUARULHOS.

A polícia confirmou a liberação de 52 dos 53 manifestantes detidos durante o protesto contra o reajuste das tarifas de ônibus, Metrô e trem que reuniu cerca de cinco mil pessoas ontem. Os detidos estavam no 78º DP (JARDINS) e 2º DP (BOM RETIRO) e foram liberados nesta madrugada. O único manifestante que continua preso tem 23 anos e, de acordo com a polícia, foi preso em flagrante praticando atos de vandalismo e depredação. O jovem deve ser indiciado por dano qualificado, cuja pena em caso de condenação pode chegar a três anos de prisão. Foram depredadas, pelo menos, três agências bancárias e duas concessionárias de veículos. O manifestante preso teria se envolvido no ataque a uma agência bancária na AVENIDA ANGÉLICA, região central. Outro protesto foi programado para a próxima sexta, dia 16, na AVENIDA PAULISTA.

Um grande incêndio destruiu boa parte da comunidade VILA ESPERANÇA, em CUBATÃO, na BAIXADA SANTISTA. O fogo começou por volta das 21 horas de ontem e se espalhou rapidamente pelos barracos. Cerca de 40 casas foram consumidas pelas chamas. Os desabrigados passaram a noite em casa de amigos. A origem do fogo será investigada.

A PORTUGUESA venceu o pernambucano PORTO, por 1 a 0,k mas está com seu destino na mão dos adversários. Vice-líder do Grupo N da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, a LUSA precisa ficar entre os seis melhores segundos colocados do torneio para avançar à próxima etapa da competição. Mas a segunda fase da COPINHA já tem ao menos um grande confronto garantido. Hoje, o CRUZEIRO venceu o PRIMAVERA por 1 a 0, em INDAIATUBA, e assegurou a primeira posição no Grupo O. Na disputa da vaga para as oitavas de final, a RAPOSA enfrentará o VASCO, que goleou o TAUBATÉ por 6 a 0, no JOAQUINZÃO.

Nem RAFAEL NADAL, eliminado na estreia, nem NOVAK DJOKOVIC, batido nas quartas de final. Quem faturou o ATP 250 de DOHA em 2015 foi o espanhol DAVID FERRER. Ele venceu hoje o tcheco TOMAS BERDYCH, por 2 sets a zero. Foi o 22º título de sua carreira e o primeiro em quadra rápida desde AUCKLAND-2013. Para ser campeão, o espanhol precisou passar pelo holandês THIEMO DE BAKKER, pelo compatriota FERNANDO VERDASCO, pelo alemão DUSTIN BROWN e pelo croata IVO KARLOVIC. "Estou muito feliz. Trabalhei muito duro na pré-temporada. É especial vencer este torneio", comemorou FERRER, atual número 10 do mundo.

A carreira da jovem promessa belga BERNARD MALANDA-ADJE teve um fim trágico. Segundo o jornal alemão "BILD", o meia do WOLFSBURG morreu hoje quando o veículo em que estava bateu em uma árvore. De acordo com a polícia local, a provável causa do acidente foi excesso de velocidade. O jogador de 20 anos estava no banco de trás quando o carro derrapou após aquaplanar e sair da estrada. O atleta, conhecido como JÚNIOR MALANDA, acabou sendo lançado para fora do veículo e morreu na hora. Duas pessoas que viajavam com ele estão em estado grave.

Seis homens morreram hoje em NITERÓI (RJ), durante operação policial no alto do MORRO DO CÉU, no BAIRRO CARAMUJO. Moradores relataram nas redes sociais que ocorreram intensos tiroteios na região. A operação foi realizada pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil. Desde cedo, policiais vasculhavam o morro. Um helicóptero foi usado para auxiliar na ação, cujo principal foco seria o combate ao tráfico de drogas. De acordo com o delegado FABRÍCIO OLIVEIRA, investigação indicava que haveria uma reunião de uma facção criminosa no alto da comunidade. Os policiais foram recebidos a tiros.

Um avião bimotor caiu no fim da tarde de hoje sobre uma casa em LUZIÂNIA (GOIÁS), no entorno do DISTRITO FEDERAL. O piloto, de 40 anos, morreu. No momento do acidente,l os moradores não estavam na residência. De acordo com o delegado OLEMAR MIRANDA SANTIAGO, uma mulher, que também estava a bordo e é namorada do piloto, foi socorrida em estado gravíssimo. Outros dois homens também tiveram ferimentos, mas o estado de saúde deles é considerado estável. A casa ficou completamente destruída.

Um bebê atingido na cabeça durante uma briga de vizinhos morreu nesta tarde em BARRINHA, interior paulista. LORENNA CORDEIRO THIMÓTEO, de 5 meses, estava no colo da mãe quando foi agredida com um pedaço de pau pelo ex-marido de uma vizinha, na terça-feira. A mãe da criança foi em defesa do irmão, que seria o alvo do agressor, quando o bebê foi atingido. O agressor fugiu após o crime e passou a ser considerado foragido. A Justiça decretou sua prisão temporária. Segundo a ex-mulher, DAIANE GOMES, o rapaz é agressivo e descontrolado, principalmente quando está sob efeito de drogas.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram nesta tarde os corpos de três vítimas (duas mulheres e um homem) de uma colisão entre duas embarcações no RIO NEGRO, em MANAUS (AM). O acidente ocorreu na noite de sexta-feira. Outras quatro pessoas envolvidas no acidente foram resgatadas com vida. A colisão ocorreu por volta das 19:40 horas. A embarcação AJUBINHO 2 tinha abastecido em um posto fluvial e colidiu de frente com outra, de pequeno porte - na qual estavam as vítimas. O trabalho de resgate foi dificultado pelo tempo nublado e pelas fortes chuvas que atingem MANAUS.


Pelo menos 20 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando uma bomba presa ao corpo de uma menina de 10 anos explodiu em um mercado de MAIDUGURI, hoje, na NIGÉRIA. A explosão ocorreu quando o mercado estava cheio de pessoas. Nenhuma organização terrorista havia reivindicado o atentado, mas os militantes do grupo BOKO HARAM têm usado mulheres e meninas como bombas humanas para impor um estado islâmico na maior economia africana. "A menina tinha mais ou menos 10 anos e duvido muito que ela soubesse o que levava amarrado ao corpo", disse o vigilante ASHIRU MUSTAPHA. Segundo ele, o artefato detonou quando os vigilantes faziam o controle de entrada no mercado. "O detetor de metais assinalou a presença de algo suspeito quando a menina foi revistada, mas, infelizmente, a explosão deu-se antes que ela pudesse ser isolada", acrescentou, considerando ter "quase a certeza de que a bomba foi detonada por meio de um controle remoto". No fim do ano passado, dois ataques ao mesmo mercado causaram 55 mortes.

Autoridades de saúde do CAMBOJA encontraram 212 aldeões infectados com HIV em um distrito no qual um médio não licenciado teria espalhado o vírus com equipamento contaminado. Promotores acusaram o médico de assassinato no mês passado após a disseminação do vírus ficar conhecida. As 212 pessoas com HIV foram descobertas após autoridades testarem 1.9940 moradores da província de BATTAMBARG, onde o médico tratava pacientes.

Sete pessoas morreram e 36 ficaram feridas em um atentado suicida cometido hoje no bairro alauita de JABAL MOHSEN, em TRIPOLI (LÍBANO). O Exército relatou que, "por volta das 19:30 horas (horário local), um suicida atacou um café em JABAL MOHSEN, deixando vários mortos e feridos". TRIPOLI tem sido, com frequência, palco de confrontos entre sunitas do bairro de BAB EL-TEBBANEH, partidário dos rebeldes, e aluitas de JABAL MOHSEN, que apoiam o regime do presidente sírio de BASHAR AL-ASSAD.

As equipes de resgate conseguiram içar a cauda do avião da AIR ASIA que caiu no mar na INDONÉSIA, em 28 de dezembro, causando a morte de 162 pessoas. Mas as caixas-pretas não estavam nesta parte dos destroços. Para recuperar a cauda, que estava a 30 metros no fundo do mar, foram usadas várias bóias. As autoridades apontaram a possibilidade de as caixas-pretas, que têm bateria para enviar sinais durante 30 dias, estejam enterradas no barro, razão de o som emitido estar fraco.

Depois de matar os irmãos CHÉRIF e SAID KOUACHI, supostos autores do ataque à revista "CHARLIE HEBDO", e AMEDI COULIBALY, que invadiu um mercado no leste de PARIS na sexta-feira provocando um tiroteio, a polícia agora segue em busca de HAYAT BOUMEDDIENE, cúmplice e namorada de COULIBALY.
A polícia lançou um comunicado de que ela é uma suspeita "armada e perigosa". Segundo a REUTERS, a jovem deixou a FRANÇA na semana passada e viajou para a SÍRIA através da TURQUIA.
As autoridades francesas informaram que identificaram cerca de 500 chamadas telefônicas feitas entre HAYAT e a namorada de CHÉRIF KOUACHI ao longo de 2014. O ministro do Interior da FRANÇA, BERNARD CAZENEUVE, informou que o país manterá o alerta antiterrorismo no nível mais alto e pediu "vigilância extrema" por parte de todos. "Ainda estamos expostos a riscos", disse.
Acredita-se que a terrorista foragida, de 26 anos, tinha um relacionamento com COULIBALY desde 2010. De acordo com o jornal "LE MONDE", HAYAT já afirmou que os dois tinham ligação com o radical DJAMEL BEGHAL, baseado em LONDRES, mentor de COULIBALY e CHÉRIF KOUACHI. Ele teria montado um campo de treinamento jihadista em CANTAL, região montanhosa no centro da FRANÇA.
Mais de 700 mil pessoas foram para as ruas hoje em inúmeras cidades da FRANÇA em manifestações silenciosas em solidariedade aos mortos nos ataques terroristas dos últimos dias. Foram 17 mortos desde quarta-feira, incluindo as vítimas do "CHARLIE HEBDO" e os reféns do mercado na última sexta-feira.


Em SÃO PAULO, cartunistas participaram na PRAÇA DAS ARTES, região central do ato SOMOS TODOS CHARLIE em homenagem às vítimas do atentado à revista.