sexta-feira, 10 de abril de 2015

O EXÉRCITO SE MOVIMENTA E SE POSICIONA

Apesar de muitos acharem que o exército não está agindo, pode ser verificado, em diversas partes do país, as tropas se movimentando, e se posicionando. Mas para que?

Como já foi dito aqui em outras reportagens, o exército só pode agir se o povo pedir, porém eles sabem que a grande maioria do povo Brasileiro já deseja uma intervenção, podemos ver isso em diversas pesquisas de opinião, inclusive feitas aqui em nosso site. Sendo assim a uma grande chance de a manifestação do dia 15 ser o movimento popular que o exército precisa para agir dentro da ordem, dentro da constituição e amparado pelas leis internacionais.

Mas sabemos também que o PT hoje possui algumas facções de grupos terroristas, além de aliança com grupos terroristas estrangeiros e países comunistas como Venezuela e Cuba. O exército logicamente também sabe disso, e muito mais do que nós, então uma ação deles deve ser meticulosamente programada, pois além de tirar o poder dos Tiranos, eles ainda tem que conseguir neutralizar esses inimigos terroristas com maior eficiência possível para não se tornar uma guerra civil.

Existem soldados cubanos infiltrados no mais médicos, existem soldados Haitianos infiltrados como imigrantes, existe o MST já dito como Lula com um exército a seu mando, enfim existem várias tropas inimigas já em território nacional, e nas divisas esperando o que é inevitável, e o exército precisa estar posicionado para combater tudo isso.

Não será fácil livrar nossa país, mas confio na capacidade de nosso exército, mas não podemos nos demorar, dia 15 temos que estar em milhões na rua, e pedir em uma só voz a INTERVENÇÃO MILITAR, basta isso, o resto nosso exército faz.

Obs.: Para quem acha que Intervenção Militar é Ditadura, assista a esse vídeo e conheça a realidade dos fatos: http://www.cabralarrependido.com.br/2015/03/entenda-o-que-e-intervencao-militar-e-o.html

2014-JANEIRO RELATÓRIO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

RELATÓRIO DA DIRETORIA EXECUTIVA REFERENTE AO ANO DE 2014 
(de acordo com a letra “d” do Artigo 65 do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC)

CAROS AMIGOS, CARAS AMIGAS!!!
PALAVRAS DO PRESIDENTE
1º DE JANEIRO DE 2014
MENSAGEM DE FRATERNIDADE
2014 já surge no tempo. Chegou ao fim 2013, que foi para todos nós um ano cheio de dificuldades, apreensões e lutas de toda a sorte. Prevaleceu, porém, a notória formação democrática de nossa Sociedade, que pode ver superados todos os problemas, reforçando-se assim a crença nos princípios básicos que animam e fortalecem os nossos associados.
Quando a cortina do tempo cai sobre o ano que passa, retornando-o ao nada de onde veio, nós, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC vivemos horas de novas esperanças, sentindo a necessidade de vibrar à expectativa de novos dias.
Quero, nesta data que recorda a FRATERNIDADE DOS POVOS, exaltar a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, cuja atuação tem sido marcante no seio da sociedade do Estado de São Paulo e nos instantes da PÁTRIA.
Sem nunca esquecer os seus deveres, modelada pelo espírito dos HERÓIS DE 32, cuja conduta e atuação de seus associados ajudaram muito o nosso desiderato, essa mesma SOCIEDADE tem-se mostrado mais e mais ciosa de seu bom nome e prestígio. Ela aí está, vencido mais um ano de lutas, engrandecida e sobranceira, como elemento destacado da Comunidade Nacional. Os 220 eventos de 2013, somados aos 140 de 2014, dizem tudo""
Defendendo o Associado, garantindo os princípios estatutários, mantendo a finalidade precípua da divulgação da EPOPÉIA DE 32, foi um baluarte na obra inestimável de aproximação e compreensão entre os seus componentes fazendo dessa maneira, jús ao reconhecimento e à estima da Sociedade que temos a honra de presidir.
De minha parte, na Presidência dessa gloriosa Sociedade Veteranos de 32-MMDC, tudo tenho feito para manter o clima de confraternização entre os associados. E posso afirmar que tenho encontrado da parte de todos a melhor colaboração, inspirada pelos mais elevados sentimentos.
CARÍSSIMOS IRMÃOS PELO IDEAL DE 32:
Prestando neste dia festivo homenagem ao vosso trabalho e a vossa comprovada lealdade, desejo emitir um voto sincero, entusiástico e cordial de perene felicidade a todos vós. Oxala se concretizem as aspirações de ordem, de paz e de progresso para todos nós. DEUS há de velar pela nossa Pátria, iluminando a estrada do bem que por ela caminhem todos nós crentes no seu glorioso porvir!!
Medalhas são símbolos e venerados em todo o mundo. As nossas honrarias muito têm ajudado na divulgação da nossa Sociedade. Ouso mesmo a dizer que se não fossem as nossas medalhas a Sociedade já teria fechado. O ser humano tem necessidade de ser homenageado e isso vemos nas nossas cerimônias de outorga. Vocês, presidentes de Núcleos, teriam comparecido em duas ocasiões históricas em que todos estiveram juntos, se não fossem o COLAR DA VITÓRIA e a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO??? Apenas a fogueira das vaidades prejudica o juízo de valor de nossas condecorações.
Alguns por não serem agraciados, outros por ignorância na real finalidade da homenagem. Mas todos os associados terão o seu momento. O que não pode é todos receberem as condecorações ao mesmo tempo. Isso é impraticável e deve ser entendido por todos também.
Os núcleos de correspondência foram, por enquanto, os que mais deram certo porque pesquisam e vão a fundo nas finalidades primeiras da Sociedade. Mas todos deverão se valer,. cada vez mais, dos recursos do facebook, twitter, blogs e sites. Essa será a grande esperança para 2014. E os núcleos de base também deverão ter acesso a todos os recursos da informática. Não há nenhum impedimento nisso. CAMPINAS tem os dois tipos de núcleos e está dando muito certo. ITAPECERICA DA SERRA também encaminha para esse dispositivo. O sonho do presidente é ver TODOS UNIDOS, SEM MALQUERENÇA, sem ataques pessoais. Cisões são altamente prejudiciais aos nossos princípios. Evitei que isso acontecesse em 2013 por incompreensões surgidas e que foram sanadas.
Na data em que comemoramos a FRATERNIDADE DOS POVOS também queremos que haja uma profunda FRATERNIDADE entre todos os associados. Não posso aceitar "brigas" entre os associados. Peço que haja respeito mútuo entre todos e que dessa maneira, possamos levar avante as nossas metas neste 2014 que está nascendo.
PAZ E BEM A TODOS!!!
MARIO FONSECA VENTURA
CORONEL PM PRESIDENTE

Surpreendente o desempenho da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC no ano de 2013, ultrapassando todas as expectativas, face as duas centenas de participações em eventos em todo o Estado de São Paulo e os inúmeros contatos com os outros Estados, dimensionando o sentido nacional da Revolução Constitucionalista de 1932. De 2011 para cá surgiram os núcleos de correspondência, um verdadeiro orgulho para os dirigentes da Sociedade e seus associados. São vinte e um criados, ao lado dos núcleos de base que também vêm surgindo com muita força. Nos últimos meses do ano surgiram os núcleos de ITAPECERICA DA SERRA – MMDC GERALDO FARIA MARCONDES; da região do ABC – MMDC GRANDE ABC “COMBATENTES DE 32” e também aquele que demonstra a nossa união com o Exército Brasileiro – MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”.
Os contatos com as Forças Armadas, Polícia Militar, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, OAB/SP, Associação Comercial, Universidades, Escolas (principalmente a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o Colégio Militar da PMESP, O Colégio SANTO IVO, na LAPA, e o Colégio TOBIAS DE AGUIAR, em SÃO MIGUEL PAULISTA) e outros segmentos da Sociedade se intensificaram sobremaneira.
É nesse diapasão que iremos entrar em 2014, focalizado principalmente para os 80 anos da vitória moral do Movimento Constitucionalista de 1932 – a CONSTITUIÇÃO implantada em 16 de julho de 1934 (JUBILEU DE CARVALHO) e também para o JUBILEU DE DIAMANTE da fundação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (7 DE JULHO DE 1954).

8 DE JANEIRO DE 2014    :     -   QUARTA-FEIRA
A temperatura continua alta. Após o trabalho matinal no computador, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Está fechada para fins administrativos até 15 de janeiro, mas hoje atendo o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO. Ele esteve pela manhã na Associação dos Oficiais Militares do Estado De São Paulo e naturalmente “matou” as saudades da Entidade que presidiu durante muitos anos. Conversou com o atual presidente, CORONEL PM JORGE GONÇALVES, e acertou com ele a venda de seu livro “PRO BRASILIA”. Acontece que esqueceu de entregar aquele que estava autografado. Como estou sendo chamado por MÁRIO MARGARIDO para ali almoçar, levo o livro PRO BRASILIA, com sua dedicatória para o presidente.
Conversamos na AOPMESP com o TENENTE-CORONEL PM MOACYR PEREIRA DA COSTA, com a CORONEL PM HILDA MAGRO (que é a vice presidente do CORONEL PM JORGE GONÇALVES), com o MAJOR PM DÉRCIO CHICONELLO e TENENTES PM SILVIO MARTINS, OSWALDO E. DO NASCIMENTO e outros. Com o advogado, 2º TENENTE PM VITOR MENDES, nosso companheiro MÁRIO MARGARIDO entrega uma procuração para tratar de assuntos particulares de seu interesse.
No MMDC, atendo um telefonema do MAJOR PM BAIA, do 6º BPMM, SÃO BERNARDO DO CAMPO. Diz ele que dia 14 de janeiro é a data do aniversário de seu batalhão e quer entregar medalhas nesta oportunidade. Fica de vir conversar comigo amanhã. Lembro que dia 14 é a data marcada para passagem de comando do CPOR/SP.

9 DE JANEIRO DE 2014
Na Sociedade vou atender um sargento e um soldado do 6º BPMM – SÃO BERNARDO DO CAMPO que trazem 17 diplomas para serem assinados por mim e registrados. Como MARINEI encontra-se de férias eu mesmo faço tudo isso, embora dê certo trabalho. A solenidade de aniversário do Batalhão está marcada para a manhã do dia 14 de janeiro e não sei se dará para esses diplomas serem registrados no Conselho de Honrarias e Mérito. Essa situação deverá ser resolvida pelo CAPITÃO PM CASTROPIL, Presidente do NÚCLEO “MMDC GRANDE ABC COMBATENTES DE 32!. Irão receber a Medalha MMDC no próximo dia 14:
CAPITÃO PM CLODOALDO RODRIGUES FONTES
CAPITÃO PM MARCELO DAVID VIEIRA.
1º TENENTE PM JOÃO FRANCISCO TERRON
1º TENENTE PM HERBERT HONORATO DOS SANTOS
1º TENENTE PM FERNANDO FOSCA VERRI
2º TENENTE PM VOLTAIRE JUVENAL SHESKESPEAR DA CRUZ.
SUB-TENENTE PM JOSÉ DUTRA DA SILVA
1º SARGENTO PM MOACIR SILVA
1º SARGENTO PM MARCOS DE MESQUITA CAVALCANTE
2º SARGENTO PM ÂNDERSON ESTEVO DE OLIVEIRA
2º SARGENTO PM GILSON CLÉBER BARBOSA CLEMENTINO
CABO PM MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA
CABO PM EDUARDO BORELLA
SOLDADO PM ADRIANO SILVA TRESMONDI
SOLDADO PM TIAGO ROGÉRIO REIS DOS SANTOS
SOLDADO PM VALÉRIO DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO
SOLDADO PM JURACI GALINDO DE OLIVEIRA
Faço o registro no segundo livro da Medalha MMDC e também aproveito e registro dois diplomas que o Núcleo “MMDC GRANDE ABC COMBATENTES DE 32” já deixara na Sociedade em dezembro de 2013: o do TENENTE-CORONEL PM LUIZ ANTÔNIO DANTAS VALENTE, Comandante do 6º BPMM, e o 2 SARGENTO PM DENILSON ALVES GUIDE.
Esses 19 diplomas ficarão ainda dependendo da assinatura do Secretário da Medalha, o CAPITAÕ PM ANÍSIO DOS SANTOS e a chancela do Presidente do Conselho de Horárias e Mérito.
Logo em seguida chega o MAJOR PM BAIA, um dos incentivadores da criação do núcleo em tela. Ele é o Sub Cmt do 6º BPMM. Combinamos a minha presença na Solenidade. Como é no mesmo horário da Solenidade de troca de Comando do CPOR/SP, não poderei comparecer nesta.
Muito calor nesta tarde. Ainda vou com o MAJOR PM BAIA ao Tribunal de Justiça. Queríamos conversar com o poeta PAULO BOMFIM, mas não o encontramos.

10 DE JANEIRO DE 2014    :     -     SEXTA-FEIRA
Mais uma data de temperatura passando dos 30 graus, logo de manhã. Mesmo assim vou para a cidade de SÃO PAULO, onde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC procuro atender alguns telefonemas. A parte administrativa somente voltará a funcionar no dia 15, mas há certas providências que precisamos fazer ainda hoje. Uma delas é o registro dos diplomas da MEDALHA MMDC, que serão entregues na solenidade de aniversário do 6º BPMM, SÃO BERNARDO DO CAMPO, marcada para o dia 14 (próxima terça-feira).
A problemática do telhado da Sociedade é a principal preocupação nossa. As chuvas de dezembro afetaram bastante a estrutura do prédio e o ano acabou sem encontrarmos uma solução para o problema. Este mês de janeiro também irá nos surpreender com temporais que, evidentemente, piorarão ainda mais o estado precário das dependências do MMDC.

Embora o ano tivesse seu início administrativo em 15 de janeiro apenas, vamos desempenhar papel importante no dia 14 de janeiro:
Oficialmente, as atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC começam nesta terça-feira com a participação nossa no Aniversário do 6º BPMM, em SÃO BERNARDO DO CAMPO.
Para dar cumprimento à missão de entregar a Medalha MMDC durante as cerimônias do aniversário desse batalhão vamos para SÃO BERNARDO com WILLIAM MASCARENHAS, Comandante do Exército Constitucionalista.
Como orador do evento está o CAPITÃO PM CASTROPIL, nosso presidente do Núcleo MMDC GRANDE ABC “COMBATENTES DE 32” no amplo ESPAÇO VERA CRUZ. Representando o prefeito, o artista FRANK AGUIAR comparece. Ele é o sub-prefeito de SÃO BERNARDO DO CAMPO. O CORONEL PM DIMITRIUS FYSKATORIS é a autoridade que preside a cerimônia. Ocupa a interinidade do Comando de Policiamento Metropolitano. O TENENTE-CORONEL PM CARLOS ALBERTO encontra-se no Comando Interino do CPA/M-6 (GRANDE ABC). Também estão presentes os vereadores MINAMI, GILBERTO FRANÇA e JOSÉ QUESADA FARINA (é TENENTE-CORONEL PM da reserva), CORONEL PM Res MARCOS MATHEUS, que está servindo na CRUZ AZUL. No início da solenidade são homenageados os PMs que se destacaram em 2013 e entregues as láureas do Mérito Pessoal (do 5º ao 1º grau). Procede-se a entrega da MEDALHA MMDC 
TENENTE-CORONEL PM LUIZ ANTÔNIO DANTAS VALENTE, Comandante do 6º BPMM (Unidade que está completando 43 anos de sua criação).
CAPITÃO PM CLODOALDO RODRIGUES FONTES
CAPITÃO PM MARCELO DAVID VIEIRA.
1º TENENTE PM JOÃO FRANCISCO TERRON
1º TENENTE PM HERBERT HONORATO DOS SANTOS
1º TENENTE PM FERNANDO FOSCA VERRI
2º TENENTE PM VOLTAIRE JUVENAL SHESKESPEAR DA CRUZ.
SUB-TENENTE PM JOSÉ DUTRA DA SILVA
1º SARGENTO PM MOACIR SILVA
1º SARGENTO PM MARCOS DE MESQUITA CAVALCANTE
1º SARGENTO PM CLAUDEMIR ORESTES GARRIDO
2º SARGENTO PM ÂNDERSON ESTEVO DE OLIVEIRA
2º SARGENTO PM GILSON CLÉBER BARBOSA CLEMENTINO
CABO PM MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA
CABO PM EDUARDO BORELLA
SOLDADO PM ADRIANO SILVA TRESMONDI
SOLDADO PM TIAGO ROGÉRIO REIS DOS SANTOS
SOLDADO PM VALÉRIO DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO
SOLDADO PM JURACI GALINDO DE OLIVEIRA
SOLDADO PM IDELSON MATIAS DO NASCIMENTO
Há destaque para entrega da Medalha VALOR MILITAR em grau ouro para o CORONEL PM Reserva FLAVIANO FURTADO. São entregues as medalhas VALOR MILITAR nos graus 3º e 2º. Um desfile da tropa, nas amplas acomodações do ESPAÇO VERA CRUZ, coroa a solenidade. Vamos conversar com os oficiais, praças e seus convidados até por volta do meio-dia.
Enquanto transcorre a solenidade em SÃO BERNARDO DO CAMPO, O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC participa da cerimônia de despedida do CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo CPOR/SP. Aos dois anos de um brilhante trabalho, com a formação de jovens líderes para o Exército brasileiro e para a sociedade, ele transmite o comando da tradicional escola de ensino militar localizada em SANTANA ao CORONEL HEBER GARCIA PORTELLA. Essa solenidade é presidida pelo GENERAL-DE-BRIGADA AJAX PORTO PINHEIRO, diretor de Educação Superior Militar do Exército. O GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, comandante da 2ª REGIÃO MILITAR e o GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS DOS SANTOS SARDINHA, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste estão presentes.
15 DE JANEIRO DE 2014
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC vamos encontrar a MARINEI colocando a “casa” em ordem depois de 30 dias de férias. Preocupa-se com a parte financeira. O CAPITÃO PM PATRÍCIO vem nos visitar. Com a posse do novo presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA houve uma modificação geral na Assistência Militar e o desembargador NALINI escolheu para a Chefia da Assistência o TENENTE-CORONEL PM WASHINGTON. O CAPITÃO PM PATRÍCIO foi escolhido para trabalhar na nova Assistência Militar. Também recebemos a visita do nosso secretário, o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS. Vem assinar vários diplomas. Fala sobre a transferência do CORONEL PM REYNALDO, que está deixando o CPA/M-1 e sobre o CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, escolhido para comandar a difícil área Centro. Também vem nos visitar nesse primeiro dia de trabalho após as férias administrativas a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO. Ela foi chamada pelo Dr UMBERTO D´URSO, na OAB/SP e recebeu uma missão de providenciar uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC num evento que deverá acontecer no dia do Aniversário da Cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro. Passam também pela Sociedade o WILLIAM MASCARENHAS e o AMADO RÚBIO. Este último conta o grande problema de saúde que enfrentou no final do ano. Foi internado numa UTI em estado lastimável, e somente agora é que está se recuperando de uma crise de insuficiência respiratória.
Apesar da grande movimentação que temos hoje no MMDC ainda converso via fone com o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES. Ontem ele representou a presidência na passagem de Comando do CPOR/SP e amanhã também me representará no 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, onde o TENENTE-CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA está passando o comando para o TENENTE-CORONEL JONH DAVYS BEZERRA DANTAS.
LUCAS, filho da MARINEI, veio de ARARAQUARA. Ele ficou dispensado de servir ao TIRO DE GUERRA, pois isso muito o atrapalharia como aluno da Universidade de Engenharia naquela cidade.

16 DE JANEIRO DE 2014
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no segundo dia do retorno às atividades administrativas, penso em reunir em fins de fevereiro a Diretoria Executiva e os Presidentes dos Núcleos para estabelecer os princípios básicos de nossas atividades em 2014. Alguns pontos deverão ser frisados: o JUBILEU DE CARVALHO DA CONSTITUIÇÃO DE 1934; o JUBILEU DE DIAMANTE da fundação da Sociedade em 7 de julho de 1954; o restauro do Monumento Mausoléu; as comemorações que iremos desenvolver neste ano e outros assuntos que ainda estão surgindo e que irão amadurecer nos próximos dias.
Passo um e-mail ao Professor BIAJONE relembrando o centenário de nascimento do herói de 32 itapetiningano ANTENOR DE OLIVEIRA MELLO JÚNIOR, pai do AFRÂNIO FRANCO DE OLIVEIRA MELLO. Com a resposta do BIAJONE, coloco os links que ele me mandou sobre o assunto no meu blog e no FACEBOOK.
Também lembro o CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI dos 99 anos do nascimento do nosso querido GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, Em 1996 fiz os meus primeiros contatos com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e aprendi muito com o então secretário da Instituição. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA chegou a ser presidente do MMDC.
Cai violenta chuva no período da tarde e não consigo sair nem para almoçar. Penso na criação do COLAR DA CONSTITUIÇÃO, uma nova honraria da Sociedade, justamente para dignificar a vitória moral da Revolução de 1932, ou seja enaltecer a Constituição de 1934. Ainda é uma idéia nova, mas que poderá se concretizar nos próximos dias. Converso a respeito disso com o SARGENTO TARCÍSIO, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32” que hoje passa pela Sociedade.
Por volta das 16 horas, recebemos a visita do WANDER, marido da MARINEI, que traz notícias do novo Assistente Militar do Tribunal de Justiça. Saímos do MMDC antes da chuva.

17 DE JANEIRO DE 2014
Sou o segundo convidado a chegar no 8º BPE. O primeiro é o THELL DE MORAES. Ele é o nosso diretor de Serviço Social e aguarda a presença de um rapaz do capítulo DE MOLLAY. Depois vamos cumprimento os demais convidados e, entre eles: ALFREDO PIRES e sua senhora, dona NAIR; AMADO RÚBIO; Vereador CORONEL PM TELHADA; FERNANDO MORENO; MAJOR ISAC FERRER (Sub Cmt do 8º BPE); CORONEL ERNESTO PRIMO DE ARAGÃO BASTOS (Comandante da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera); WALLACE GUIRELLI, MARCELO TIBÚRCIO e outros. Com a chegada do GENERAL ADHEMAR  DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante do Exército Sudeste, vai ter início ao ato da inauguração do retrato do TENENTE-CORONEL ANDERSON na galeria dos comandantes. O GENERAL SARDINHA, Chefe do Estado Maior do CMSE, acompanha o GENERAL ADHEMAR.
Com a tropa formada, dá-se a cerimônia militar da passagem de comando. Tanto o TENENTE-CORONEL ANDERSON, que está deixando o comando, como o CORONEL NEILSON MENDES BEZERRA, que está assumindo o cargo, estão acompanhados de seus parentes (esposas, filhos e pais).
Ainda há uma confraternização e é servido um almoço aos presentes. Pudemos conversar com muitos conhecidos. Vou deixar o 8º BPE, depois do meio-dia, acompanhado do AMADO RÚBIO.
Vamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontramos MARINEI cuidando da parte financeira. Ela expede um novo boleto para os associados que deixaram de cumprir com o pagamento trimestral.
O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo convida o MMDC para o dia 30 de janeiro, às 15 horas. Será comemorada a CULTURA DA PAZ, com a instalação do CONSELHO DA PAZ e posse de novos membros.
Outro convite recebido é alusivo ao aniversário da DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA DA PMESP. Será no dia 18 de fevereiro, às 10 horas, no SESC SANTANA, Avenida LUIZ DUMONT VILLARES, 579.
Nada chega à Sociedade com relação a um evento que irá acontecer na OAB/SP em 25 de janeiro. A advogada MARIA LÚCIA DE CAMARGO está encarregada de fazer a ligação com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e vejo com ela a possibilidade de entrega do COLAR DA VITÓRIA ao advogado UMBERTO D´URSO, que está à testa dessa solenidade. Ele já deveria ter recebido o COLAR DA VITÓRIA, mas não pode comparecer na data marcada.

20 DE JANEIRO DE 2014
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC resolvo convocar os diretores da Executiva e também os presidentes dos núcleos e comissões para uma reunião no dia 27 de fevereiro. Com a finalidade de despertar o interesse para com essa reunião resolvo anunciar em meu blog e também no facebook. Alguns motivos chamam a atenção: o JUBILEU DE CARVALHO da Constituição de 1934; o JUBILEU DE DIAMANTE da própria Sociedade; o restauro do Monumento Mausoléu e a idéia de transformar a Sociedade numa Federação. MARINEI irá mandar uma circular para todas as pessoas envolvidas.   
Numa tarde que ameaça chover, deixo o MMDC por volta das 16 horas. Encontro trânsito muito complicado na MARGINAL TIETÊ. Cai chuva durante o meu deslocamento para casa.

21 DE JANEIRO DE 2014

Recebo um telefonema de um PM de SÃO CARLOS. Ele está interessado em montar um núcleo de correspondência naquela cidade. SÃO CARLOS foi uma região importantíssima para a revolução de 32. Muitos voluntários partiram de lá. Explico ao PM o que precisamos para transformar esse núcleo no 22º do interior. Pretende-se fazer lá uma solenidade em março.

Trabalho na difusão da reunião marcada para 27 de fevereiro. O PROFESSOR BIAJONE ajuda muito nisso. Ele se encarrega de projetar a convocação em todos os blogs dos núcleos de correspondência. MARINEI também já mandou uma circular para todos os envolvidos. Precisamos da união para solidificar os princípios estabelecidos para este ano.

MARINEI também manda uma circular para os associados interessados em serem condecorados com a Medalha MMDC em 15 de março. Nessa data iremos fazer uma solenidade no PARQUE GINO STRUFFALDI, justamente quando ele nos deixou, em 2012. Por outro lado já estamos pensando em entregar o COLAR DA VITÓRIA para mais uma turma benemérita de associados que venha a ajudar a Sociedade financeiramente.

Atendo um telefonema do nosso velho associado ALENCAR THOMAZ, que está com 98 anos de idade. Ele deseja para nós um feliz 2014. Nunca é tarde.


22 DE JANEIRO DE 2014
MARINEI tem recebido inúmeros telefonemas dos associados que estão interessados em receber a Medalha MMDC em 15 de março. Há mesmo pessoas que irão se associar com o interesse de serem condecoradas. A Sociedade somente tem a ganhar com toda essa movimentação. Ela me diz que pessoas de BRAGANÇA PAULISTA estiveram na Sociedade depois de minha saída. Está marcada a data de 8 de março para a criação do Núcleo dessa cidade. O escritor JUAREZ DA SILVA está sendo indicado para ser o Presidente do Núcleo.
O escritor CELSO LUIZ PINHO, que escreveu o livro “O TÚNEL DA DISCÓRDIA” mantém um contato telefônico conosco para dizer que está concluindo um novo livro, desta feita abordando a Revolução de 1924. Quer informações sobre alguns coronéis daquela época.
Outra pessoa que também está escrevendo um livro é o TIAGO JOSÉ BERG. Em 1012 ele foi apresentado à Sociedade pela CAMILA GIUDICE e participou de algumas reuniões conosco. Colaborou com alguns artigos para o antigo jornal eletrônico do MMDC “32 EM MOVIMENTO”. Na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, ele será nomeado Membro Correspondente Nacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Quer emprestar as bandeira históricas da Sociedade.
MARINEI precisa ir até ITANHAÉM. Ela e o WANDER deverão apresentar uma escritura de um terreno para conseguir alugar um pequeno apartamento para o LUCAS, em ARARAQUARA. A “república” onde ele estava com vários colegas foi dissolvida. Sai um pouco antes das 16 horas. Atendo os telefonemas e, entre eles, o CAPITÃO PM ZANDONADI. Foi transferido para o 4º BPMM e está retornando às atividades como nosso associado. Em 2010, servindo no 7º BPMM, tinha idéia de fundar um núcleo da Sociedade na área sob seu comando. Isso acabou não dando certo.
23 DE JANEIRO DE 2014 - QUINTA-FEIRA - Na atualização de minhas memórias vou encontrar em 23 de janeiro de 1997 o seguinte: “No MMDC o CORONEL CANAVÓ conta-me que algumas placas da parede do EDIFÍCIO REGINA, vizinho à Sociedade Veteranos de 32-MMDC caíram em cima do telhado da Sociedade e fizeram um grande estrago. Algumas brechas surgiram no telhado, inclusive causando a entrada de água no segundo andar. Por causa desse incidente, entro em contato com a Chefia do Gabinete do Comando Geral, onde sou atendido pelo TENENTE PM SÍLVIO. Mando-lhe por fax um documento narrando o assunto. Também coloco o MAJOR PM TORQUETTE, Chefe de Obras (CSM-0) da Polícia Militar a par disso. O grande problema é que as águas danificaram muitos documentos antigos da Sociedade, papéis de 1932, de enorme valia histórica e que não há semelhante, ou pelo menos, desconheço. É a memória de 1932 que fica machucada por causa desse desastre.
Vou ao Corpo de Bombeiros e converso com o MAJOR PM ZAIDAM para nos ajudar nessa emergência. O TENENTE PM HARLEY comparece no MMDC para verificar a extensão do estrago. Saio do MMDC bastante amolado. Até às 16 horas ainda não se tinha reparado o estrago. A documentação perdida vai para o lixo. Não deu para se recuperar nada, face o estado em que se encontrava.”
Realmente essa situação do telhado do prédio onde funciona a Sociedade é gravíssima. Em 2009 foi feita a revitalização do prédio, mas não fizeram a reforma necessária no telhado. Estamos entrando em 2014 com muitas pancadas d´água e, naturalmente, as paredes vão ficando cada vez mais úmidas, causando sérias preocupações. É um ponto que merece prioridade zero neste ano.

Nesta tarde, no MMDC, divulgamos o evento que acontecerá na OAB-SP na manhã do dia 25 de janeiro. Haverá uma parceria entre a Ordem dos Advogados de São Paulo e a Sociedade Veteranos de 32-MMDC nas comemorações dos 460 anos da Cidade de SÃO PAULO. AMADO RÚBIO passa pela Sociedade e confirma sua presença nesse evento. Mas, antes, teremos amanhã uma solenidade na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, quando a CASA MÃE recebe os novos alunos oficiais que começarão o CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS.
Estou sem a impressora. O COLOMBO notou uma falha ontem na máquina e achou melhor levá-la para conserto. Durante esta tarde atendemos vários telefonemas, principalmente quanto aos eventos de amanhã e sábado, como é o caso da MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Também comentamos já a solenidade que acontecerá no dia 15 de março no PARQUE GINO STRUFFALDI. A Sociedade começa o ano com bastante energia. A chuva costumeira da tarde já dá seus ares que logo cairá. Às 16:20 horas já estou a caminho de GUARULHOS. Basta chegar em casa para que comece a chover.    

Em 24 de janeiro de 2014 a ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO recebe 220 novos alunos oficiais. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC tem sua expansão na APMBB através de seu Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”. Alguns alunos oficiais que hoje passam a integrar o 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais também serão chamados para participar ativamente do núcleo da Sociedade, naquela finalidade essencial de transmitir aos mais novos o que foi a EPOPÉIA de 1932. Vários associados do MMDC participam dessa solenidade de abertura dos portões da Academia aos novos cadetes.

No dia 25 de janeiro participamos de uma solenidade na OAB-SP, onde o Doutor UMBERTO BORGES D´URSO, responsável pelo setor de Relações Institucionais, nosso associado, recebe o COLAR DA VITÓRIA alusivo aos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. Ele anuncia o lançamento da MONOGRAFIA “80 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1934”. Sabe-se que essa constituição foi a vitória moral da revolução de 32. A CONFRARIA DO COLAR comparece a esse evento significativo, justamente na data em que SÃO PAULO completa 460 anos de sua fundação.

27 DE JANEIRO DE 2014
No MMDC, MARINEI diz que o número de medalhas para serem entregues em 15 de março, na PRAÇA GINO STRUFFALDI, está chegando ao número de 32. Possivelmente ultrapasse. Agora estamos com problemas de solicitações de entrega do COLAR DA VITÓRIA. Ainda não tenho idéia da data que isso poderá acontecer. Há várias conversas em torno desse assunto e coloco em meu blog, a pedido, o teor do Decreto que criou o COLAR DA VITÓRIA.
ARISTIDES está contentíssimo. O marcador do YOUTUBE está chegando a quase 4 mil visualizações do cript que ele criou na APMBB, em 24 de janeiro, quando filmou alguns minutos do desfile de encerramento da solenidade. Também coloquei esse cript em minhas memórias, que tem um link no FACEBOOK. O NINHO DAS ÁGUIAS também está publicando esse cript. Todos nós saímos ganhando com essa propaganda, uma vez que a Sociedade tem no interior da APMBB o seu núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”.
Numa tarde de muito calor, converso, via fone, com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Combinamos ir amanhã à noite ao NOVOTEL, na zona norte, prestigiar o JOÃO CARLOS DIAS, diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, que está aniversariando no dia 28 de janeiro.     

28 DE JANEIRO DE 2014      :       -       TERÇA-FEIRA 
JOÃO CARLOS DIAS, Diretor Responsável pelo jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE está aniversariando hoje. De comum acordo com o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e outros membros do Conselho do COLAR DA VITÓRIA, planejamos entregar a honraria ao JOÃO CARLOS DIAS, que se tornou nosso associado recentemente. Ele muito tem feito pelo MMDC, haja vista a edição número 731, datada de 22 de novembro de 2013. Na noite de 18 de novembro do ano passado, no NOVOTEL CENTER NORTE, o jornal dirigido por ele promoveu uma grande festa, com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC outorgando a Medalha MMDC a pessoas de destaque, cujo trabalho mantém viva a chama da memória e dos ideais da Revolução Constitucionalista. Na data de seu natalício, JOÃO CARLOS DIAS convida quase que todas as autoridades que estiveram no NOVOTEL em 18 de novembro, agora para fazer a sua festa. Vamos levar a ele o COLAR DA VITÓRIA alusivo aos 80 anos da Revolução Constitucionalista.
Durante esta tarde de 34 graus de temperatura, estamos já organizando o evento de 15 de março, quando o nosso querido e inesquecível GINO STRUFFALDI será lembrado no interior do parque que leva o seu nome. MARINEI continua recebendo nomes de associados que passarão pelo crivo do Conselho da Medalha MMDC para serem condecorados.
Nosso companheiro de longas batalhas, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES chega por volta das 18 horas. Mostro a ele imagens da solenidade na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de 24 de janeiro, quando a CASA MÃE abriu os portões para receber os 220 novos alunos oficiais. Também mostro as imagens da entrega do COLAR DA VITÓRIA a UMBERTO BORGES D´URSO na OAB-SP em 25 de janeiro.
Passam das 19 horas quando chegamos ao NOVOTEL CENTER NORTE, a fim de cumprimentar o JOÃO CARLOS DIAS pelo seu aniversário. Somos uns dos primeiros a abraçar o ilustre diretor do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE. Chegam: TENENTE-BRIGADEIRO WÁLTER VERNER BRAÜER; VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO, Comandante do 8º Distrito Naval; GENERAL DE EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante do CMSE; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA, Comandante do IV COMAR; GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO; GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, Comandante da 2ª Região Militar; GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS DOS SANTOS SARDINHA, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; BRIGADEIRO-DO-AR ROLAND LEONARD AVRAMESCO; COMANDANTE GERAL DA PMESP CORONEL PM CORONEL PM MEIRA; Int GERALDO TESTI JÚNIOR, Ex-Prefeito da Aeronáutica de São Paulo; CORONEL Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, ex-Cmt do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP); JUIZ DO TJM RONALDO JOÃO ROTH; Ex-Prefeto GILBERO KASSAB; Sub Cmt da PMESP CORONEL PM LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA; DELEGADO GERAL LUIZ MAURÍCIO DE SOUZA BLAZECK e GLÁUCIA DOS SANTOS BLAZECK; DELEGADO DE POLÍCIA PAULO AFONSO BICUDO; CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO ALVES MESQUITA; CORONEL Int JOSÉ MACHADO BARBOSA; SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES CELSO JATENE; DEPUTADO FEDERAL ROBERTO SANTIAGO; Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, PAULO ADIB CASSEB; Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo LUIZ EDMUNDO MARREY UINT; Desembargador ARMANDO SÉRGIO PRADO DE TOLEDO; CORREGEDOR DA PMESP CORONEL PM RUI  CONEGUNDES DE SOUZA; Cmt do CPA/M-3 CORONEL PM KENJI KONISHI;  CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO AUDI; COMANDANTE DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA WILLÍAM MASCARENHAS; DELEGADA DE POLÍCIA FABIANA SARMENTO DE SENA; ANTONIO HENRIQUE FERNANDES; INSPETOR DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA GILSON MENEZES; INSPETORA MÔNICA MAZZOLA; INSPETORA CLÁUDIA AKEMI; Ex-SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA ANTÔNIO FERREIRA PINTO; DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO CAPEZ; VEREADOR CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO (acompanhado do CORONEL PM GIANNONI); VEREADOR CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA; VEREADOR AGNALDO TIMÓTEO; VEREADOR NELO RODOLFO; VEREADOR ARI FRIENDEBACK; VEREADOR RUBENS CALVO; CORONEL PM Res AILTON ALVES DA SILVA; JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, Presidente da Sociedade Amigos da Cidade de São Paulo; WÁLTER ABRAHÃO FILHO; Secretário LOURIVAL GOMES; GEORGE AYUB; DELEGADO DE POLÍCIA MÁRIO LEITE DE BARROS FILHO; CAPITÃO Méd MARISTELA FRAGA PEREIRA PORTELLA, esposa do CORONEL Inf HEBER GARCIA PORTELLA, atual Cmt do CPOR/SP; Superintendente da CIDADE CENTER NORTE RICARDO AFONSO; Presidente da Escola Profissionalizante LUIZ DIÓGENES ZEPPELINI ABRÃO ANTÔNIO ZACHARIAS; componente do ROTARY CLUB DE SÃO PAULO – NORTE ANTÔNIO CARLOS KOCH; também do ROTARY GELSE MANKEL RIMOLI KOCH; MARIA IRENE MANGINI (ROTARY); CÁSSIO LUIZ GARCIA (ROTARY); DIVA PRADO HORTA DE BARROS FONSECA (ROTARY); Ex-vereador da cidade de São Paulo ANIBAL DE FREITAS FILHO; Perito Criminal aposentado JOÃO SADAO KITAMURA; Prefeito de GUARULHOS SEBASTIÃO ALMEIDA e sua esposa MARIA ALVES DE ALMEIDA; VIVIANE PESSOA; CARLOS SANTOS; GILMAR ARGENTO; HÉLVIO MOISÉS; ANGELO MANGINI; RICARDO AFONSO; MARIA APARECIDA LOPES DA SILVA DIAS; TENENTE-CORONEL PM CARLOS HENRIQUE MARTINS NAVARRO e outras pessoas das quais não estou lembrando o nome.          
É uma ocasião realmente especial para JOÃO CARLOS DIAS. Ele faz questão de prestar homenagens àqueles que também fazem aniversário neste ano. A noite é marcada por momentos de grande emoção, principalmente por conta de homenagens especiais prestadas pela SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e SOCIEDADE AMIGOS DA CIDADE DE SÃO PAULO. 
Minhas palavras no momento da outorga do COLAR DA VITÓRIA: “O CONSELHO DO COLAR DA VITÓRIA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC se reuniu às pressas na tarde deste dia 28 para tomar a decisão de condecorar JOÃO CARLOS DIAS com o COLAR DA VITÓRIA, honraria alusiva aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Esse colar é destinado aos nossos associados e também a pessoas de destaque, que trabalham para manter viva a memória e o culto ao Movimento Constitucionalista, algo que JOÃO CARLOS DIAS tem feito com seu trabalho no SEMANÁRIO DA ZONA NORTE. Por isso nos honra muito estarmos condecorando JOÃO CARLOS justamente na data de seu aniversário e ele está de parabéns”.
O jantar começa a ser servido depois das 22:30 horas. O CORONEL PM MENDES e eu despedimo-nos do aniversariante e deixamos o WILLIAM MASCARENHAS representando a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MENDES deixa-me na ARMÊNIA. Regresso para GUARULHOS depois das 23 horas.

30 DE JANEIRO DE 2014
Pouca coisa faço na Sociedade, onde me sinto sufocado pelo calor. MARINEI traz ao meu conhecimento que já temos os nomes dos 32 associados que serão condecorados em 15 de março, na PRAÇA GINO STRUFFALDI. Outros associados se manifestaram com respeito à Medalha MMDC e então marcamos a data de 28 de março para uma outra solenidade de entrega da honraria. O local ainda não está designado.
MARINEI conseguiu uma proeza: com o auxílio de um sargento do Tribunal de Justiça Militar conseguiu obter a CERTIDÃO DE ÓBITO do Primeiro Juiz do TJM, CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA. Isso foi insistentemente cobrado do historiador CELSO LUIZ PINHO.
Por volta das 14:45 horas, acompanhado do OLIVEIRA e do RAFAEL, passo pelo Corpo de Bombeiros e vou para o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Uma grata surpresa, o encontro com PAULO BOMFIM, que vem prestigiar esse evento, principalmente com relação à instalação do Conselho da Paz. Nosso dileto amigo JOSE D´AMICO, que sempre acompanha PAULO BOMFIM, também está presente. O professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, acompanhado da MARGARIDA, ambos associados do MMDC, comparecem para a Comemoração da Cultura da Paz e posse de novos membros.
O mestre de cerimônias é JORGE HENRIQUE MONTEIRO MARTINS. O Coral do COLÉGIO SANTO IVO (onde o professor JOSÉ CARLOS é o dirigente) vai cantar o HINO NACIONAL BRASILEIRO. Palavras da presidente NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, discorrendo sobre os motivos desse encontro. Procede-se a entrega do COLAR D PEDRO I ao Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Ele faz um pequeno discurso sobre a importância desse Colar do IHGSP. Há uma sessão musical por parte dos alunos do Colégio SANTO IVO, regida por CEZAR ELBERT. Em seguida, é entregue o COLAR DO CENTENÁRIO ao JOSÉ RAPHAEL MUSITANO PIRÁGINE. Instala-se o CONSELHO DA PAZ, composto de CARMEN DORA DE FREITAS FERREIRA, JOÃO BENEDICTO DE AZEVEDO MARQUES, JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, JOSÉ VICENTE, LINCOLN ETCHEBÉHÈRE JÚNIOR e NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS. Seguem os pronunciamentos do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo, ADILSON CÉZAR; Ministro JOSÉ GREGORI e Professor JOSÉ VICENTE. Segue-se a posse dos novos membros do IHGSP: ANDRÉA CARLA AYDAR DE MELO GENEROSO e FÁBIO AUGUSTO GENEROSO e dos membros correspondentes nacionais: HERMES RODRIGUES NERY e TIAGO JOSÉ BERG.
Terminada a cerimônia, vamos conversar com várias pessoas, principalmente Professor ADILSON CÉZAR, que me convida para a Abertura do Ano Comemorativo do Sexagésimo Aniversário de Fundação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de SOROCABA. No domingo, às 10 horas, na CASA DE ALUÍSIO DE ALMEIDA acontecerá a pose do novo associado efetivo, DOUTOR MAURÍCIO SOUZA BLAZECK (Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ele receberá a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32”. Como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, responsável pelo Núcleo “MMDC IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32”, instituiu as honrarias “HERÓIS DE 32”, o professor ADILSON CÉZAR quer que eu esteja presente. O SARGENTO TARCÍSIO deverá me arrumar condução para me deslocar até SOROCABA.
Vamos ver a EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “O MUNDO ATRAVÉS DAS EMBAIXADAS”, de TIAGO JOSÉ BERG, com parceria do Museu do Tribunal de Justiça e Sociedade Veteranos de 32-MMDC. CAMILA GIUDICE e JOSÉ D´AMICO estão conosco. Vamos permanecer no IHGSP até às 19:30 horas.

31 DE JANEIRO DE 2014

Num dia extremo de calor, chegando a 34 graus assim que chego no centro da cidade, na PRAÇA DA SÉ, vou cumprir uma tarde no MMDC muito proveitosa. Recebo a visita do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Ele traz as medalhas que serão entregues no dia 13 de fevereiro no aniversário do 12º BPMM. Antes, já passara pela Sociedade o CAPITÃO PM SAMUEL, agora trabalhando no CPAM-2. Ele é o elo entre o MMDC e o 12º BPMM. Traz um bonito calendário, também elaborado por ele, um em tamanho muito grande e cinco menores. Será fixado na Sociedade e também no 12º BPMM. O SUB-TENENTE GEORGE cuida da criação de uma nova medalha para a Sociedade: DRÁUZIO. A idéia inicial, já em 2012, era criar essa medalha pelo Núcleo MMDC CENTRO, que acabou não dando certo. Mas GEORGE vai além, ele não quer criar somente a Medalha DRÁUZIO, mas também o COLAR DRÁUZIO. O SARGENTO TARCÍSIO está incumbido de criar o COLAR DA CONSTITUIÇÃO. Hoje ele traz para assinatura quatro diplomas da GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32”, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. Duas autoridades serão condecoradas no domingo em solenidade no INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA, conforme acertamos ontem com o Professor ADILSON CÉZAR. Fica acertado que o MAJOR PM LIMA virá me buscar em casa para me conduzir até SOROCABA. A projeção da Sociedade cresce com as honrarias. Vemos hoje as páginas do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, num total de , com dezenas de imagens da festa do aniversário do JOÃO CARLOS DIAS. Para nós, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, é um trabalho muito bom do jornal dirigido pelo JOÃO CARLOS DIAS. Muito conceituado na área norte, vai divulgar sobremaneira o MMDC. Já recebemos telefonemas de autoridades interessadas em receberem o COLAR DA VITÓRIA. Mas ainda não marcamos a data da entrega nessa honraria da Sociedade. MARINEI não tem sossego com os telefonemas. Isso significa progresso para a nossa instituição, que nunca esteve tão bem como agora.

2014-FEVEREIRO RELATÓRIO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

2 DE FEVEREIRO DE 2014      :     -     DOMINGO
O MAJOR PM ÂNDERSON LIMA DE OLIVEIRA, Sub Cmt do 3º Grupamento de Bombeiros (LESTE) vem me buscar por volta das 8 horas para irmos para SOROCABA. Acontece hoje a abertura do ano comemorativo do sexagésimo aniversário da fundação do INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA. Na sede do IHGGS, CASA DE ALUÍSIO DE ALMEIDA, na Rua DOUTOR RUY BARBOSA, 84, somos recepcionados pela esposa do Professor ADILSON CÉZAR. O presidente do IHGGS está em reunião. São apenas 9:30 horas e chegamos ao mesmo tempo que o MAJOR ADRIANO COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; Doutor JOAQUIM DIAS ALVES (vice-presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; SARGENTO TARCÍSIO, CAPITÃO PM FERREIRA e outros convidados para a solenidade da posse do novo associado efetivo DR LUIZ MAURÍCIO SOUZA BLAZECK (DELEGADO GERAL da Polícia Civil do Estado de São Paulo). Conhecemos o advogado doutor JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE e muitas outras pessoas relacionadas com o Instituto. O Dr. BLAZECK é muito cumprimentado por ocasião de sua chegada e, com certo atraso, começa a cerimônia proposta para esta manhã. O orador é o Jornalista REINALDO GALHARDO DE CARVALHO. Canta-se o HINO NACIONAL  após a constituição da Mesa de Trabalhos. Professor ADILSON CÉZAR faz a alocução de abertura da sessão solene e então se procede o ato da posse do novo associado efetivo. O DOURTOR BLAZECK está emocionado e faz um belíssimo discurso. Ele escolheu o seu patrono, FRANKE PAVAN, que está presente na Mesa de Trabalhos. Faz a elegia ao patrono.  O jornalista REINALDO GALHARDO DE CARVALHO saúda o novo associado. Empossado, o DOUTOR BLAZECK vai receber a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32”, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, das minhas mãos. É um momento histórico essa entrega da honraria ao delegado geral da nossa Polícia Civil. Outras condecorações também são entregues nesta manhã: COLAR DE BRILHANTE alusivo aos 75 anos do Movimento Constitucionalista, COLAR DO ALVARENGA e também o COLAR DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo MMDC-LESTE. Todas essas comendas dizem respeito à Revolução Constitucionalista de 1932. várias pessoas fazem uso da palavra e o doutor FÁBIO DE SALLES MEIRELLES, Presidente da FAESP (FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO) discursa em nome dos homenageados. A sessão vai terminar depois do meio-dia. Alguns dos presentes combinam almoçar uma bacalhoada no famoso “53”, um restaurante tipicamente português, que fica no KM 53 da CASTELLO BRANCO. Estão nesse grupo: MAJOR COSTA E SILVA, DOUTOR JOAQUIM DIAS ALVES, SARGENTO TARCISIO, o amigo deles de origem Indonésia, carinhosamente chamado de TONI, que se faz acompanhar de sua esposa e filho; o MAJOR PM ANDERSON, ROBERTO e sua esposa; o doutor JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE. O restaurante está lotado. Esperamos vagar uma mesa pelo espaço de uma hora. O importante é a amizade das pessoas que conversam sobre vários assuntos e fazem planos para outros eventos que irão acontecer durante o transcorrer de 2014.
Retornamos à Academia Militar do Barro Branco para assistir a Formatura dos oficiais que concluíram o Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial Militar. Conversamos com vários alunos oficiais integrantes do nosso Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” sobre o que se pretende fazer neste ano de 2014. Frisamos os 80 anos da Constituição de 1934 e o Jubileu de Diamante da nossa Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Recebo com muita alegria a notícia de que ontem foi criado em CURITIBA a ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E O CERCO DOS HERÓIS DA LAPA. É o primeiro passo para que venhamos a concretizar o sonho de transformar a Sociedade em uma Federação.

3 DE FEVEREIRO DE 2014     :    -     SEGUNDA-FEIRA
Às 13 horas estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A semana pouca coisa deverá apresentar. A única solenidade em que deverei comparecer, se outras não surgirem, é a da Academia de Polícia Militar, na formatura dos novos oficiais de administração.
Na tarde, recebo a visita do SIDNEI LOBO PEDROSO. Ele finalmente de inscreve como nosso associado. Escolhi o SIDNEI para ser o presidente da Comissão de EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO da Sociedade, mas ele ainda não estava filiado ao MMDC. Deverá participar da reunião marcada para 27 de fevereiro, quando traçaremos os planos para o ano em curso.

5 DE FEVEREIRO DE 2014 - QUARTA-FEIRA
Nesta tarde, no MMDC, MARINEI diz que o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES passou cedo pela Sociedade. Deixou-me o Boletim Interno do Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Subsistência. É uma nota alusiva à inauguração das novas instalações do ALOJAMENTO CENTRAL, antigo HOTEL DE TRÂNSITO (a mudança de nome aconteceu em 2011). Em 2013 aconteceu uma esperada reforma de suas instalações. No dia 7 de dezembro comemorou-se o 29º aniversário do antigo HOTEL DE TRÂNSITO, agora ALOJAMENTO CENTRAL. No dia 1º de julho o Serviço de Subsistência comemorou o seu 81º aniversário e, no dia 21 de outubro, o 66º Aniversário de criação do RANCHO CENTRAL.
O MENDES também me deixou duas revistas da IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO, com imagens e textos sobre o MUSEU ali instalado.
O CORONEL PM MENDES ainda voltou ao MMDC, mas eu estava almoçando e ele tinha outros compromissos, não podendo esperar.
MARINEI leva ao meu conhecimento que muitos associados não pagaram os boletos. O que é pior, entre eles há dois presidentes de núcleos. Isso me obriga a fazer uma chamada por essa situação de inadimplência. Coloco no facebook tal acontecimento que não coaduna com o espírito de união dos associados.
Converso, via fone, com o Presidente do Núcleo “MMDC IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32”. Estamos para passar o controle do site da Sociedade para um dos associados que pertence a esse núcleo. O MAJOR COSTA E SILVA fica de avisar o ROBERTO para entrar em contato conosco.  Também precisamos fazer com que os nossos associados tenham maior acessibilidade à Internet. O número de e-mails é muito grande e a MARINEI não consegue dar conta das mensagens que precisam ser repassadas a eles. Os sites, blogs e o facebook auxilia muito nisso. Mas é preciso que os associados se habituem a manusear esses instrumentos de comunicação. Uma mensagem nesse sentido é repassada aos nossos associados.
MARCELO DIB BASÍLIO entra com um e-mail indicando o Comendador ROSE para receber o COLAR DA VITÓRIA. Sugere que entreguemos o colar em 15 de março, justamente na data em que faremos a entrega de medalhas no PARQUE GINO STRUFFALDI, em lembrança ao segundo aniversário de seu falecimento. MARCELO DIB BASÍLIO nos conheceu em uma solenidade realizada na Câmara dos Vereadores de São Paulo, numa iniciativa do Vereador TONINHO PAIVA. Cita o nome da CAMILA GIUDICE e do professor DANTAS DE MEDEIROS, que participa da organização do evento PRÁTICA COM O DEROSE.
MAJOR PM BAIA está regressando de férias. Quer saber de notícias da Sociedade. Relembro a data de 27 de fevereiro, quando teremos uma Reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões. Ele é coordenador da COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 – COFAM – e precisa estabelecer suas metas de trabalho neste 2014.
MARCELO TIBÚRCIO passa pelo MMDC nesta tarde. Presenteia-me com o BOLETIM 70 da SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA DE SÃO PAULO, da qual faz parte. Nas páginas 8 e 9 faz menção ao XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUMISMÁTICA, de 29 de novembro de 2012 a 1º de dezembro. Na abertura do evento foi lançada a MEDALHA COMEMORATIVA DOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1932. Promete me mandar as imagens dessa abertura, na qual estive presente.     

6 DE FEVEREIRO DE 2014
No MMDC, no período de uma tarde de 36ºC, recebo a visita de PEDRO PAULO PENNA TRINDADE. Ele está indicando o 3º SARGENTO PM Res SÉRGIO RODRIGUES para receber a Medalha MMDC. O SÉRGIO nasceu em 7 de dezembro de 1960. Reside em GUARULHOS. Participou da ocorrência da queda do avião da TRANSBRASIL, próximo ao aeroporto de GUARULHOS, em fevereiro de 1989, onde morreram 28 pessoas. Também esteve no policiamento do enterro dos MAMONAS ASSASSINAS. Concluiu a Escola de Soldados no CPA/M-7 (GUARULHOS) e depois foi transferido para o 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS, onde serviu de 1989 a 2010.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO também passa pela Sociedade no período da tarde. Vem trazer o COLAR DA VITÓRIA que ele consertou depois da avaria no gancho do suporte no momento em que ia condecorar o JOÃO CARLOS DIAS, no seu aniversário em 28 de janeiro, no NOVOTEL. O GEORGE TRAJANO irá fazer o desenho do COLAR DO DRÁUSIO.
MARINEI me diz que a esposa de ARMANDO PASQUAL CIAMPAGLIA esteve na Sociedade para contar que seu marido participou da Revolução de 32 e está com 100 anos de idade. Na internet descubro que esse senhor morava ou ainda mora à Rua BENTO FREITAS, 46. Sua primeira mulher, já falecida, é DIVA CIAMPAGLIA, também citada na Internet. Mas ainda não trouxeram os documentos que comprovam que ele participou do Movimento Constitucionalista.    

No dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal, comparecemos ao hasteamento das Bandeiras, como estamos costumeiramente realizando desde que foi criado esse evento, por solicitação do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, ao qual pertencemos desde 2002. Podemos assim estreitar a parceria que temos com alguns vereadores. É o caso de TONINHO PAIVA, com quem conversamos hoje sobre a cerimônia de homenagem ao nosso querido GINO STRUFFALDI,  planejada para 15 de março, no parque que leva o seu nome.

Comparecemos no dia 13 de fevereiro no evento comemorativo do 57º aniversário do 12º BPMM, Unidade que é a responsável pela região onde está situado o Monumento Mausoléu do Ibirapuera. Essa parceria é muito importante porque podemos ter um contato mais direto com o batalhão encarregado de fazer a segurança do marco histórico da Revolução Constitucionalista, onde 804 heróis estão eternizados. Atualmente o Monumento passa por um restauro completo e se pretende apresentar essa revitalização antes do 9 de julho. Possivelmente o restauro não estará concretizado para a solenidade do DIA DA JUVENTUDE, em 24 de maio.
Entrega das Medalhas PEDRO DE TOLEDO e MMDC durante o  aniversário do 12º BPMM
POST/GRAD
NOME
 MEDALHAS 
Cel PM
EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL
PEDRO DE TOLEDO
Ten Cel PM
DENILSON STORAI DE BARROS
MMDC
Maj PM
SÉRGIO WATANABE 
PEDRO DE TOLEDO
Maj PM
RICARDO SPINA
MMDC
Maj PM
ELIEZER KLINGER SOARES FERNANDES
PEDRO DE TOLEDO
Cap PM
ROBSON CABANAS DUQUE
MMDC
Cap PM
ALEXANDRE HENRIQUES DA COSTA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
LUCIANO EUGÊNIO RABELLO
MMDC
1º Ten PM
CARLOS EDUARDO HIROFUMI UTIYAMA PAPA
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
CATHERINE BERALDO CREMA
MMDC
1º Ten PM
CARLOS EDUARDO AYRÃO MARIANO
PEDRO DE TOLEDO
1º Ten PM
RODRIGO DE CASTRO MOREIRA 
MMDC
1º Ten PM
LUCAS RIBEIRO DE PAULA
MMDC
2º Ten PM
NILSON  CARDOSO DE SOUZA
PEDRO DE TOLEDO
2º Ten PM
PAULO ANTONIO DAMACENO
PEDRO DE TOLEDO
2º Ten PM
EDUARDO DA SILVA RONDAM
PEDRO DE TOLEDO
SubTen PM
CLOVIS MASCHIO
PEDRO DE TOLEDO
1º Sgt PM
MARCELO FERRAZ SILVA
MMDC
1º Sgt PM
CARLOS ALBERTO MODESTO
MMDC
3º Sgt PM
ANDREA SELAÍDE FERRÃO
MMDC
3º Sgt PM
FORTUNATO EDUARDO ALVES VELHO
PEDRO DE TOLEDO
Cb PM
PAULO CANDIDO DA SILVA 
MMDC




Uma viatura vem nos buscar por volta das 14:30 horas. Como a MARINEI também irá ser homenageada nesta tarde, a Sociedade fecha as portas. MARINEI está na companhia de seu filho LUCAS. Ela se desloca em seu carro para a Rua RAFAEL IÓRIO, 160, onde fica localizado o CPA/M-2 e o 12º BPMM, que hoje está completando 37 anos de existência. No carro que o batalhão nos manda viaja o Presidente da Sociedade e o Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS. Vamos chegar cedo no CPA/M-2, onde cumprimentamos o Comandante do CPA, CORONEL PM EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL. Mais tarde chegam outros coronéis: NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do CPA/M-1º; MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA, Assessor Militar da Assembléia Legislativa; HELSON LÉVER CAMILLI,
No começo da solenidade são entregues as Medalhas PEDRO DE TOLEDO e MMDC. Depois as autoridades selecionadas para recebimento da Medalha do Cinquentenário do 12º BPMM se posicionam para a homenagem. Da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebem essa medalha: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, MARINEI CHALUB, ANTONIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS.
Militares da Ativa
01. Cel PM 790.499-1 Leonardo Torres Ribeiro, Comandante do Policiamento da Capital;
02. Cel PM 810.344-5 Glauco Silva de Carvalho, Diretor do Departamento de Policia Comunitária e Direitos Humanos;
03. Cel PM 810.370-4 Ricardo Gambaroni, Comandante de Grupamento de Radipatrulhamento Aéreo;
04. Cel PM 822.256-8 Nivaldo Cesar Restivo, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano-10;
05. Cel PM 822.263-A Reynaldo Simões Rossi, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano-1;
06. Ten Cel PM 851.947-1 Aderson Guimarães Pereira, 46º BPM/M;
07. Maj PM 841.684-2 Alexandre Laterza, 2º BPM/M-08;
09. Cap PM 880.946-0 Alexandre Luiz Alves, EEF;
10. Cap PM 901.263-8 Emerson Massera Ribeiro, CcomSoc;
11. Cap PM 913.820-0 Paulo Henrique Beltrami, 17º BPM/I;
12. 1º Ten PM 863.715-6 Celso Arantes Lucas, 12º BPM/M;
13. 1º Ten PM 972.362-5 Evaldo Antonio Soares Filho, 12º BPM/M;
14. 1º Ten PM 127.625-5 Arthur Tavolieri Milito Pagilara, CPA/M-2;
15. 1º Sgt EB 0131841546 Tarcísio Cândido de Aguiar, Exército Brasileiro;
16. 2º Sgt PM 892.076-1 Marcelo Martinez, CMil;
17. Sd PM 894.393-1 Marcos Perez de Oliveira, 12º BPM/M;
18. Sd PM 923.530-5 Emerson Alves de Sena, 3º BPM/M;
19. Sd PM 930.511-4 Jair Araújo Silva, APMPMSP;
20. Sd PM 970.471-0 Edson Oliveira Menezes, 12º BPM/M.

Militares da Reserva, Personalidades Civis, Entidades ou Instituições
01. General de Brigada Manoel Morata Almeida – Ex-Presidente do Círculo Militar de São Paulo;
02. Cel PM Antônio Carlos Mendes – Vice Presidente Sociedade Veteranos de 32 MMDC;
03. Antônio Carlos Aristides - Sociedade Veteranos de 32 MMDC (Assessor);
04. Arles Gonçalves Junior, Advogado Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP;
05. AssoHonda – Associação dos Distribuidores HONDA do Brasil;
06. Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin;
07. Carlos Eiti Tateno – Sócio-proprietário da Auto Peças;
08. Nelson Sabahico Tanaka – Sócio-proprietário da Auto Peças;
09. Superior de Propaganda e Marketing;
10. Felipe Sartori Sigollo – Secretário Técnico e Executivo do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
11. Hiroshi Shimuta – Sócio-proprietário da Nikon Materiais de Construção;
12. Júlio César Campos Ferreira – Executivo Público do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
13. Marinei Ângelo Chalub Oliveira– Sociedade Veteranos de 32 MMDC (Secretária Executiva);
14. Massahaki Shimada – Assistente Técnico do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado;
15. Luiz Fernando Macarrão – Sub Prefeitura da Vila Mariana;
16. Quintino Simões Pinto – Engenheiro da Subprefeitura da Vila Mariana;
17. Roberto Pupo Nogueira Filho – Sócio-proprietário da empresa AUTO RISCO;
18. Ronei Pupo Nogueira – Sócio-proprietário da empresa AUTO RISCO;
19. Roni Cabanas Duque – Silksote Sign Comunicação Visual;
20. William Mascarenhas Worth – Comandante Simbólico do Exército Constitucionalista de 32;
 O Comandante do 12º BPMM, faz uso da palavra para explicar a produção e a  atuação de sua Unidade e o coronel mais antigo presente, MARCO ANTONIO SEVERO SILVA encerra o discurso das autoridades. E enquanto isso se procede no Salão de Festas do CPA/M-2 cai violenta chuva lá fora. E essa chuva é bem vinda. Já estávamos saturados de tanto calor. Participamos de um coquetel e MARINEI e o LUCAS vão me dar uma “carona” no retorno a GUARULHOS. O trânsito está terrível na 23 de Maio e na Marginal TIETÊ.
Em casa, no facebook, o ARISTIDES postou 90 imagens da solenidade desta tarde. O WILLIAM MASCARENHAS também colocou algumas e nossos amigos internautas já sabem da nossa participação em mais uma solenidade de repercussão favorável para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

14 DE FEVEREIRO DE 2014
Vou mais cedo para a cidade de São Paulo, pois combinara ir ao Corpo de Bombeiros nesta manhã a fim de condecorar o CORONEL PM ROBERTO RENSI CUNHA, Comandante do Corpo de Bombeiros, com a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32”. Como chego mais cedo do que o horário combinado, vou à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Logo em seguida chega o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES. No computador, vemos as imagens tiradas pelo ANTONIO CARLOS ARISTIDES, ontem, durante a solenidade do 57º Aniversário do 12º BPMM.
No Corpo de Bombeiros encontramos o MAJOR ADRIANO COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, acompanhado de alguns membros do Núcleo, MAJOR PM ANDERSON LIMA (sub cmt do 3º Grupamento de Bombeiros), SARGENTO TARCÍSIO. Também está presente o Comandante do Exército Constitucionalista, WILLIAM MASCARENHAS.
Após a reunião dos oficiais dos bombeiros com o Comandante, vamos para o Gabinete do Comandante e, numa reunião íntima, condecoramos o CORONEL PM ROBERTO RENSI CUNHA com o GRÃ-COLAR “HERÓIS DE 32”, que ele deveria ter recebido na Assembléia Legislativa em 17 de dezembro de 2013. Nesse encontro lembramos que a FUNDAÇÃO DOS BOMBEIROS tem sua sede também no endereço da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e precisamos, urgentemente, reformar o telhado do prédio. Solicito essa reforma aos bombeiros. A prioridade zero da Sociedade, em 2014, é consertar o telhado, um defeito crônico que ao longo dos anos, principalmente em 1997, fez perder grande parte do acervo histórico por causa das infiltrações das águas de chuva.
Depois da entrega da honraria ao CORONEL PM RENSI, retornamos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A tarde é de grande agitação. Recebemos, de inopino, a visita de uma representante da Secretaria da Cultura do Município, encarregada de estudar os trabalhos da Sociedade para os direitos do título de Utilidade Pública. Ao mesmo tempo o Professor AGUIAR, presidente do núcleo de correspondência de SÃO PEDRO, traz a curadora do Centro Histórico do MACKENZIE, LUCIENE ARANHA, e dona LUÍSA, da TV MACKENZIE, acompanhada de uma repórter. Há interesse em se fazer um filme sobre o Movimento Constitucionalista de 1932 para uma apresentação em 14 de julho em um evento proporcionado pelo MACKENZIE, comemorando os 82 anos da Revolução. A tarde toda estudamos o roteiro desse possível filme, desde que aprovado pelo reitor do Colégio MACKENZIE.

Em 17 de fevereiro participamos da primeira reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. O presidente daquela Instituição considerou prioridade número 1 as comemorações do 9 de Julho neste ano. Possivelmente tenhamos o lançamento de um Edital de Concurso de uma monografia sobre o Movimento Constitucionalista em nível Nacional. Esse Conselho teve origem justamente quando se comemorava o 70º Aniversário da EPOPÉIA DE 32, em 2002, ano em que se reuniram doze representantes da Sociedade para tratar das comemorações da Revolução naquela época.  

18 DE FEVEREIRO DE 2014
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o 1º TENENTE PM NATANAEL SOARES DOS SANTOS traz os diplomas e os ofícios de outorga das condecorações que serão entregues em 27 de fevereiro, na Câmara Municipal, para serem assinados. Também me apresenta um memorando que traz o anexo do lay-out da MEDALHA MARIA SOLDADO. É ainda uma proposta de criação dessa medalha e manda-me o anexo do desenho de idealização da honraria. Quer ele minha apreciação e deliberação quanto à aprovação. A Medalha chamar-se-á MEDALHA DA PACIFICAÇÃO CONSTITUCIONALISTA MARIA SOLDADO “SI VIS PACEM, PARA BELLUM”.
Para os tempos bicudos que estamos atravessando, onde a selvageria, o vandalismo e mesmo o ato banal da morte por qualquer motivo tem lugar diariamente, a Medalha traz uma mensagem de PAZ. Vamos aprová-la quanto à proposta de criação. O Conselho de Honrarias e Mérito deverá examinar a proposta para o Decreto da Medalha.
Doutora NELLY, que se encontra internada num hospital, cuidando de uma pneumonia, autorizou a entrega do COLAR DO CENTENÁRIO para o GENERAL ADHEMAR, na sexta-feira, dia 21, encarregando o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA para fazer essa entrega, juntamente comigo. O colar é entregue por um dos funcionários do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e combino, por telefone, o horário e o local onde se processará a cerimônia da impostação do colar.
MARINEI já confeccionou 28 diplomas da Medalha MMDC para serem entregues em 15 de março, no PARQUE GINO STRUFFALDI. Assino os mesmos, bem como o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, Secretário da Medalha, que hoje passa pela Sociedade.

19 DE FEVEREIRO DE 2014
No MMDC, o MAJOR ROMAN, do COMANDO MILITAR SUDESTE, quer falar comigo. MARINEI dá esse aviso e ligamos para ele. Quer detalhes da entrega do COLAR DO CENTENÁRIO ao GENERAL ADHEMAR, Comandante do Exército Militar Sudeste. Fornecemos a ele os nomes das pessoas que irão comparecer ao evento no dia 21 de fevereiro na PRAÇA CARLOS GARDEL, quando acontecerá a comemoração alusiva à BATALHA DE MONTE CASTELO.
ALDO STRUFFALDI, filho do GINO, vem confirmar a presença de sua mãe, dona DINORAH, na homenagem que iremos prestar ao nosso presidente de honra por ocasião do segundo aniversário de seu falecimento. Ele se inteira do que iremos fazer no dia 15 de março, na PRAÇA GINO STRUFFALDI.
WIILIAM MASCARENHAS foi a uma reunião do Grupo de Trabalho das Associações e Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, sob a presidência de ÂNGELO CRISCUOLO. O foco principal é o desenvolvimento da ação coordenada para simultaneamente desencadear uma ação global em âmbito de Estado, abrangendo todas as regionais e representações das entidades. CRISCUOLO é presidente da CERPM (Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo). Reúne 17 entidades dos policiais e luta pela valorização do policial militar, por uma remuneração digna e por condições de trabalho que garantam a segurança do policial e da população.
Já em casa, telefono para a JANAÍNA EXPÓSITO PINTO. Quero saber se irei ou não a ITAPIRA amanhã, onde está marcada uma audiência de conciliação no Fórum Local. CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI, que é o advogado meu, irá viajar para FOZ DE IGUAÇU e pediu ao juiz do processo que se marque uma nova data. Quero resolver logo esse caso que me está amolando desde o ano passado, mas terei de aguardar nova convocação.     

20 DE FEVEREIRO DE 2014
Nesta tarde, MARINEI está terminando de aprontar os diplomas do evento marcado para o dia 15 de março (homenagem ao GINO STRUFFALDI no segundo ano de sua morte). Várias pessoas telefonam sobre essa cerimônia, inclusive o PALMIERI, de ITAPIRA. Este compareceu ao Fórum da Cidade a fim de conversar comigo. Acontece que a audiência foi adiada. O juiz acolheu a solicitação do advogado CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI que hoje não poderia ir até ITAPIRA. Nesse processo onde apenas procurei defender o bom nome da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas que não foi assim entendido, quero que as coisas se resolvam o mais rapidamente possível, acreditando que a Justiça irá colocar as pedras nos lugares certos no tabuleiro da verdade. Por enquanto essas pedras estão espalhadas por motivos vários. Comentamos essa situação, bem como com outras pessoas que perguntaram sobre o caso. PALMIERI comparecerá ao evento da PRAÇA GINO STRUFFALDI para receber a Medalha MMDC.
WILLIAM MASCARENHAS representou-me ontem à noite no CÍRCULO MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, na comemoração do 21º Aniversário da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo – APMDFESP (fundada em 29 de janeiro de 1993). A Associação homenageou o General ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante Militar do Sudeste. Vimos várias imagens desse evento.

21 DE FEVEREIRO DE 2014
Saio de casa antes das 7 horas. A viagem de ônibus é sofrível. Um trânsito muito ruim na VIA DUTRA faz com que chegue à Sociedade Veteranos de 32-MMDC somente às 8:30 horas. O professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, já se encontra me esperando. Vamos para a PRAÇA CARLOS GARDEL, onde acontece a cerimônia dos 69 anos do episódio marcante da FEB, A TOMADA DE MONTE CASTELO. O MAJOR ROMAN cuida do cerimonial e explica para nós como irá se desenrolar o evento e o momento da entrega do COLAR DO CENTENÁRIO do IHGSP ao GENERAL ADHEMAR DA COSTA MACHADO, Comandante Militar do Sudeste.
Vários amigos estão presentes: ALFREDO PIRES e sua senhora DONA NAIR; THELL DE MORAES, acompanhado de dois rapazes DEMOLAY; JORGE BAPTISTA CRUZ, ORÍTIA. Encontramos no local uma dezena de velhos combatentes da FEB, alguns com mais de noventa anos. Com a chegada do GENERAL ADHEMAR, acompanhado do VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRÔNIO, GENERAL FLORIANO PEIXOTO e outros oficiais vai ter início a solenidade defronte o Monumento aos Heróis da FEB. Canta-se a CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS. É enaltecido o episódio de MONTE CASTELO com a fala de um representante dos ex-combatentes; uma coroa de flores é colocada pelo Comandante Militar do Sudeste junto ao Monumento; o capelão faz a bênção.
Procede-se a entrega do COLAR DO CENTENÁRIO do IHGSP ao GENERAL ADHEMAR. O Comandante faz uso da palavra e se encerra a singela comemoração.
Conversamos com vários dos presentes, inclusive com o vereador CORONEL TELHADA. No momento em que vamos para o CMSE, onde se encontra o carro do Professor JOSÉ CARLOS, vai acontecer um imprevisto. O professor esquecera o carro ligado e a bateria arriou. É um carro hidromático e há necessidade de auxílio de um outro veículo para fazer o que se costuma dizer “uma chupeta”. Depois de alguns minutos de conversa com os responsáveis pelo estacionamento do CMSE, bem como com o MAJOR ROMAN, isso é resolvido.
O professor JOSÉ CARLOS tem outro compromisso na LAPA. Deixa-me na Avenida PAULISTA. Embarco no metrô e retorno à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O calor desta manhã deixa-me tonto. Com certa dificuldade vou dar conta dos problemas desta tarde. Um deles diz respeito ao OLIVEIRA, que me telefona para almoçar na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP – numa comemoração pelo sucesso do COLOMBO na Universidade onde está concluindo o curso de Farmácia.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO passa pela Sociedade, bem apressado. Deixa as medalhas que serão entregues no dia 15 de março na PRAÇA GINO STRUFFALDI. A tarde é de alta temperatura e não me sinto bem. Retorno para casa sofrendo de um princípio de labirintite. O WILLIAM MASCARENHAS irá me representar num jantar no BUFFET ESPAÇO CANTAREIRA, à Avenida ÁGUAS DE SÃO PEDRO, 135, zona norte. A DISTRITAL SANTANA, da Associação Comercial irá fazer uma homenagem a FRANCISCO GIANNOCCARO e ao ELOY.

23 DE FEVEREIRO DE 2014      :     -     DOMINGO
Neste domingo, em minha biblioteca, procuro atualizar todos os meus papéis. Recebo via Internet, uma mensagem do MARIANO TAGLIANETTI, de CURITIBA
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Na segunda-feira passada, conferenciando com o nobre Cel. ALMEIDA, ficou definida a data de 21 de abril, segunda-feira, para solenidade de posse da gestão 2014 / 2016. O local será o salão nobre do Circulo Militar do Paraná, havendo já o gen. CARBONELL confirmado presença. Assim, para que possamos dar continuidade às tratativas, peço-lhe anuência. Foi também fixada grade de 21 comendas para imposição nessa ocasião. A remessa dos curriculuns e importância atinente até 10 de março por SEDEX. Na expectativa de confirmação do ilustre PRESIDENTE, nosso fraternal apreço, Mariano.
CARÍSSIMO MARIANO
Acredito que será uma cerimônia importantíssima para as finalidades que planejamos neste 2014.
Praticamente iniciará em 21 de abril a condição de uma Sociedade Federativa, com muito mais força para tratar dos assuntos principais de nossa Pátria, principalmente no campo moral.
A imposição de 21 honrarias calha bem com a escolha da data - 21 de abril - sugerindo que se conserve sempre esse número nas novas imposições de medalhas.
Agora precisamos divulgar o acontecimento em outros Estados, para somarmos outras Associações congêneres. Na reunião da Diretoria Executiva, no próximo dias 27, consta da pauta dos trabalhos.
Aguardo a remessa dos currículos para a confecção dos referidos diplomas e a chancela do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito.
Vou transcrever a sua mensagem em minhas memórias, que serão divulgadas através do blog.
Mas também precisamos pensar em 23 de maio, DIA DA JUVENTUDE. Viria alguém receber a Medalha MMDC em SÃO PAULO? Não temos muitas vagas, face o critério estabelecido pelo Conselho da Medalha, mas também poderíamos pensar em uma nova solenidade em CURITIBA, no mês de maio. 



2 014      :    -     TERÇA-FEIRA
Chove muito durante a noite, principalmente depois das 4 horas. Com isso melhora a temperatura e, com outro ânimo, vamos para o MMDC. Encontro CAMILA GIUDICE na frente do Tribunal de Justiça. Ela vai à Sociedade Veteranos de 32-MMDC para conversar com a MARINEI sobre o site da Sociedade, que ainda está no nome do MARKUS RUNK, seu marido.
MARINEI me põe a par que o advogado CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI passou pelo MMDC nesta manhã. Ela lhe explicou a minha preocupação em torno dos processos que correm em ITAPIRA. Gostaria que as coisas fossem colocadas em seu devido lugar. Como presidente, tenho a obrigação de defender a Sociedade. Recebida uma denúncia contra a Instituição, feita por um dos nossos associados daquela região, alertei todos que pertencem ao MMDC. Exerci o direito constitucional da livre expressão contra alguém que fez alusões bastante desagradáveis contra a nossa Sociedade. Com isso fui intimado a retirar minha manifestação em minhas memórias (blog) e desde setembro venho sofrendo essa contrariedade. Estava marcada uma audiência de conciliação em 20 de fevereiro e a mesma foi transferida para 3 de abril. Até lá vou amargando a insatisfação de me ver tolhido em um direito expresso por lei.
WANDER, marido da MARINEI, passa a tarde conosco. Conversamos sobre a situação do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR, novamente alvo do Congresso quanto à sua extinção. A PEC 51 pretende desmilitarizar a PM. Se isso acontecer, também acabarão dos Tribunais de Justiça Militar.
Estou pensando em marcar uma data para a entrega do COLAR DA VITÓRIA, mas isso seria somente em maio. Ainda não designei o dia. Penso agora na sessão solene que acontecerá dia 27 de fevereiro na Câmara Municipal, com entrega de condecorações do núcleo MMDC-LESTE. Nessa data, também teremos uma reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões. Professor BIAJONE telefona-me de ITAPETININGA. Virá para um almoço conosco no dia 27.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC sofreu com a chuva da madrugada. Quando MARINEI chegou encontrou muita água empossada. 
Deixo a Sociedade com chuvisqueiros. O trânsito fica insuportável. Levo duas horas para chegar em GUARULHOS. Ainda bem que estou lendo “TRIBUTO A UM HERÓI – CAMPANHA DO VALE DO RIBEIRA”, sobre a saga do CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR. O CORONEL PM Res JOSÉ CARLOS XAVIER, então soldado na época do assassinato do 2º TENENTE PM ALBERTO MENDES JÚNIOR, rende homenagem ao herói, que era o seu Comandante Imediato na CAMPANHA DE REGISTRO.

Vejo minha caixa de mensagens pela Internet. Duas dessas mensagens são do JOSÉ D´AMICO, Diretor de Comunicação Social do MMDC:
Prezado doutor Ruy,
Como vai o senhor ? Rogo que esteja muito bem.
Sou José D'Amico Bauab, pesquisador do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e tive o prazer de alguns rápidos encontros com o senhor em eventos promovidos pelo CIEE, o último deles quando se deu a palestra do jornalista Mino Carta.
Envio-lhe este e.mail em nome do nosso querido poeta Paulo Bomfim, criador  do referido Centro de Memória Eleitoral do qual ainda é seu coordenador cultural honorífico .
Como tradicionalmente o Centro de Integração Empresa-Escola promove  ações evocativas à Revolução Constitucionalista de 1932, em especial um evento no teatro da instituição em data próxima a 9 de julho, Paulo Bomfim sugere ao senhor duas ideias:
1ª) A POSSIBILIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE EXEMPLARES DO LENDÁRIO LIVRO "CRUZES PAULISTAS" aos que comparecerem à sessão comemorativa da Revolução Constitucionalista no teatro do CIEE.
A referida obra foi , após 77 anos, reeditada pela Imprensa Oficial do Estado graças à cessão gratuita dos direitos autorais pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Foram impressos apenas 100 (cem) exemplares, mas o livro se encontra em plenas condições de nova edição, porquanto todo o trabalho de digitalização e de readequação editorial já foi feito por ensejo daquela pequena tiragem havida. O custo agora só seria de sua reimpressão, sem ônus adicionais.
Como o senhor bem sabe, doutor Ruy, o "Cruzes Paulistas" traz, como introdução, um riquíssimo texto historiográfico da Epopeia de 32 redigido por aqueles que tiveram parte ativa no Movimento Constitucionalista, seguindo-se centenas de sinopses biográficas dos revolucionários que morreram em combate por São Paulo. A obra, lançada originariamente em 1936, teve como propósito precípuo iniciar a arrecadação de fundos para a construção do Mausoléu dos Heróis de 32".
Paulo Bomfim se lembra de haver comentado sobre essa ideia com o senhor ou com o doutor Bertelli meses atrás. Se aprovada, o contato na Imprensa Oficial seria com o doutor Carlos Taufik Haddad (tel; 2799 9426 - haddad@imprensaoficial.com.br).
2ª) A POSSIBILIDADE DE O CIEE HOMENAGEAR A SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC NO ANO EM QUE ELA COMPLETA O SEU 60º ANIVERSÁRIO.
O poeta Paulo Bomfim cogita também a oportunidade de o CIEE, por meio de uma placa comemorativa, homenagear os 60 anos de criação da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. A placa seria entregue pelo senhor ao coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade MMDC, que poderia fazer um pronunciamento na ocasião.
E como eu sou assíduo telespectador do programa "Diálogo Nacional", tão bem capitaneado pelo senhor, doutor Ruy, me atreveria em sugerir que fosse agendado o coronel Ventura para uma entrevista em data também próxima a 9 de julho.
São essas as ideias que o nosso Poeta de São Paulo me pediu que, como portador, fizesse chegar ao senhor, doutor Ruy. Coloco-me à sua inteira disposição para qualquer outro esclarecimento ou ação que esteja ao meu alcance.
Se o senhor encontrar , em sua atribulada agenda diária de compromissos, algum pequeno espaço para receber-me em audiência, me sentiria honrado e na expectativa de passar às suas mãos um exemplar do livro "Paulistânia Eleitoral - Ensaios, Memórias, Imagens", lançado para comemorar os 80 anos da Justiça Eleitoral e com textos de qualificados colaboradores, de Ives Gandra Martins a Renato Janine Ribeiro, cada qual contando capítulos da história político-eleitoral paulista e brasileira , da República Velha à redemocratização pós-1985, com raras imagens colhidas em acervos públicos e privados.
Em nome de Paulo Bomfim e do meu próprio, muito lhe agradeço a atenção dispensada, deixando-lhe digitado um cordial abraço,

MENSAGEM DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC AOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SOLICITANDO-LHES APOIO PARA A INSTITUIÇÃO DO COLAR GUILHERME DE ALMEIDA - O POETA DE SÃO PAULO E DA EPOPÉIA DE 32 (PROJETO DE RESOLUÇÃO N. 41, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013)

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES VEREADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
A SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC solicita encarecidamente de Vossas Excelências seu decisivo apoio para a aprovação do Projeto de Resolução n.41, de 12/12/2013, que institui o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA - O POETA DE SÃO PAULO E DA EPOPEIA DE 32.
Nos 460 anos de fundação da cidade de São Paulo e nos 45 anos de falecimento de Guilherme de Almeida, certamente o intelectual mais identificado, ao longo do século XX, com a terra de Piratininga, porquanto foi coautor do brasão do munícipio, participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922 e se tornou, ao lado do tribuno Ibrahim Nobre, o maior arauto da Revolução Constitucionalista de 1932, além de haver presidido a Comissão de Festejos do IV Centenário em 1954, vem a SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC propor a criação da referida comenda levando o nome desse extraordinário personagem do panorama político-cultural paulistano a fim de prestar o reconhecimento público a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado valiosa colaboração à literatura, ao cinema, ao teatro, à música, às artes plásticas e a outras formas artístico-culturais de manifestação, bem como à preservação e à divulgação da história da cidade de São Paulo.
E como evocação do espírito que levou os irmãos paulistanos e paulistas de ontem a pegar em armas em prol do restabelecimento do Estado Democrático de Direito em nosso país, a proposta que ora se formula traz em seu bojo a possibilidade de qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que domiciliada ou sediada no município de São Paulo, apresentar nomes para a outorga do Colar, indicações essas submetidas à elevada apreciação dos edis que ocupam o Palácio Anchieta.
Por tais razões é que amiúde a SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC pede o indispensável engajamento de Vossas Excelências na aprovação do citado projeto de resolução o mais rapidamente possível para que ainda neste ano se concretize a primeira concessão do acalentado COLAR GUILHERME DE ALMEIDA - O POETA DE SÃO PAULO E DA EPOPÉIA DE 32. 
E, desde já, a SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC agradece, de maneira penhorada, todo o esforço que Vossas Excelências venham a dedicar a esse pleito que se reputa como extremamente relevante tanto à vida cultural como à própria história de São Paulo.
                                                      Coronel MÁRIO FONSECA VENTURA
                                        Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC 

26 DE FEVEREIRO DE 2014
No MMDC, tomo conhecimento de um manifesto do Ex-SSP FERREIRA PINTO, que me surpreende e que tenho a obrigação de colocar em minhas memórias. Por telefone, com o CORONEL PM MENDES, com o CAPITÃO PM ANÍSIO e outros companheiros de PMESP comento essa situação muito delicada.
Passo um e-mail para o Comandante da área Centro, CORONEL PM solicitando o empenho do 7º BPMM (Uma das Unidades subordinadas ao CPA/M-1) quanto ao evento de 15 de março, na PRAÇA GINO STRUFFALDI.
MARINEI começa a transmitir para os senhores vereadores o ofício solicitando a participação deles no Projeto do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA, que se acha em andamento na Câmara Municipal de São Paulo.
Elaboro também a pauta para a reunião de amanhã. Recebemos a visita do AMADO RÚBIO, que andou sumido nos últimos dias.
O CAPITÃO PM ALEXANDRE comparece ao MMDC em busca de notícias de seu avô CONSTÂNCIO ESPÍNDOLA, nascido em 22 de novembro de 1883 e que teria participado da Revolução Constitucionalista de 32. Ele mostra seu avô, de cavanhaque, com a farda dos combatentes daquele movimento. Já pesquisamos, no ano passado, sobre essa pessoa e nada encontramos. Faremos uma nova pesquisa.

O último combatente de Campinas que defendeu o Estado de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932, Natalino Antonio Augusto, morreu às 19h15 desta quarta-feira (26) aos 104 anos. O enterro ocorreu no dia 27 no Cemitério da Saudade. Ele estava internado desde o dia 10 de fevereiro no hospital Centro Médico, no distrito de Barão Geraldo. O último veterano era viúvo de Zuleika Salin Augusto, ele deixa uma filha, Eliane. Natalino foi enterrado às 13h30, no Cemitério da Saudade, no jazigo da família. No mesmo cemitério estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros, no mausoléu do soldado constitucionalista. 
São Paulo na frente 
A Revolução de 1932 foi uma guerra civil em que o Estado de São Paulo se revoltou contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Por mais que tenha sido derrotada no campo de batalha, a Revolução Constitucionalista foi importante para a formação da identidade paulista e também para pressionar por nova Constituição. 
Homenagem 
Em 9 de julho de 2013, os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 foram lembrados em Campinas, na data que marca o início da Revolução, quando civis e militares lutaram contra a ditadura do Governo Provisório de Getúlio Vargas. A solenidade aconteceu em frente ao mausoléu do soldado constitucionalista, no Cemitério da Saudade, onde estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros. Na ocasião, apenas um veterano de Campinas da Revolução Constitucionalista ainda estava vivo, participou. Natalino Antonio Augusto participou das homenagens no aniversário de 81 anos do conflito armado, vestido com farda de gala. Assistiu à execução de hinos e marchas - executados por uma banda regimental da Polícia Militar - e foi um dos ganhadores da Medalha Constitucionalista.
natalino_verdadeiro


Em 27 de fevereiro faremos a esperada reunião da Diretoria Executiva e Presidentes de Núcleos e de Comissões. Precisamos estabelecer certas normas para o bem da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também teremos, na noite desta quinta-feira, uma sessão solene na Câmara Municipal, proposta pelo Vereador CORONEL PM TELHADA, para entrega de honrarias do Núcleo MMDC-LESTE, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU (presidente é o WALTER MELLO DE VARGAS).
Por volta das 10:30 horas já me encontro no MMDC. Logo chega o JEFFERSON BIAJONE, Presidente do Núcleo de Correspondência de ITAPETININGA. Ele convidou o 1º TENENTE R/2, ANIZ BUÍSSA, Presidente do Conselho Deliberativo para almoçar conosco na AOMESP, na Rua TABATINGUERA. Estamos também aguardando a chegada do SIDNEI LOBO PEDROSO, que irá conosco para o almoço. Chega o WILLIAM MASCARENHAS e com o SIDNEI vamos para a AOMESP. Na Rua TABATINGUERA encontramos o PASTOR MARINHO. Nós seis participamos de um almoço onde muita coisa é discutida.
BIAJONE e SIDNEI vão participar da reunião desta tarde, onde estão presentes: Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 32 e Coordenador do Núcleo MMDC OESTE-LAPA; 1º TENENTE PM PAULO ROBERTO REIS SOUSA, Vice-presidente do Núcleo de Correspondência de CRUZEIRO; 2º SARGENTO PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, Presidente do Núcleo “GERALDO FARIA MARCONDES”, de ITAPECERICA DA SERRA”; CABO PM ANTONIO CARLOS SOARES, Presidente do Núcleo de Correspondência de CAMPINAS: DOUTORA MARIA LÚCIA CAMARGO, Diretora Jurídica; ANA CRISTINA LAZZATI, Presidente do Núcleo de Correspondência de JUNDIAÍ; MAJOR PM ALUYSIO GAMA BAIA, Coordenador da Comissão dos Familiares do Heróis de 32 (COFAM); THELL A. MORAES MATHEUS, Diretor de Serviço Geral; SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, 2º Secretário da Diretoria Executiva; PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO; MAJOR EB ADRIANO DA COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; JOSÉ D´AMICO BAUAB, Diretor de Comunicação Social; MAJOR PM MARCELO HIGINO ALVES DA SILVEIRA, do Núcleo “GERALDO FARIA MARCONDES”; CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, Vice-presidente. Como convidados estão presentes BRUNO PIAGENTINI e JOÃO PAULO DE BRITO (responsável pela 4ª Região dos DESBRAVADORES) acompanhado de um dos participantes da Entidade. 

REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DOS PRESIDENTES DE NÚCLEOS E COMISSÕES EM 27 DE FEVEREIRO DE 2014   


1 – APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO INÍCIO DESTE ANO (Relatório já entregue via-email);
2 – PONTOS PRIORITÁRIOS PARA OS EVENTOS DE 2014:
- COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1934;
- JUBILEU DE DIAMANTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC;
-  DESENVOVIMENTO DA COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32 – COFAM, CUJO COORDENADOR É O MAJOR PM ALUYSIO BAIA;
- CONSERTO DO TELHADO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
3 - NORMAS PARA ENTREGA DE CONDECORAÇÕES – CARÊNCIA DE 1 ANO PARA QUE O ASSOCIADO RECEBA A MEDALHA. TEM HAVIDO SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS DE PESSOAS QUE SE ASSOCIAM SOMENTE PARA SEREM CONDECORADAS E DEPOIS ABANDONAM A SOCIEDADE;
4 -  RESTAURO DO MONUMENTO MAUSOLÉU;
5  AINDA A SITUAÇÃO DO TÚNEL 9 DE JULHO – PROCESSO AINDA NÃO DEFINIDO, ENCONTRA-SE NA 2ª INSTÂNCIA;
6 - PENSÃO ESPECIAL DAS VIÚVAS.
7 – FEDERAÇÃO DOS VETERANOS DE 32-MMDC – ANÚNCIO DA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA;
8 – CRIAÇÃO DE NÚCLEOS;
9 – PONTUALIDADE NO PAGAMENTO DE BOLETOS, INCLUSIVE PRESIDENTES DE NÚCLEOS;
10 – ENVIO DOS NOMES DOS ATUAIS DIRETORES DE NÚCLEOS PARA REGULARIZAÇÃO DESSES NO QUADRO ASSOCIATIVO;
10 – ENVIO DAS DOCUMENTAÇÕES EXISTENTES DOS NÚCLEOS, COMO ATAS DE REUNIÕES, ECT;
11 – CRIAÇÃO DE NÚCLEOS;
12 – MEDALHA GUILHERME DE ALMEIDA – PROPOSTA ENCAMINHADA À CÂMARA MUNICIPAL NO ANO PASSADO.
Esgotada a Pauta do Presidente, a palavra é dada aos participantes da reunião.  
A discussão desses pontos principais focados nessa reunião é altamente proveitosa e irá nortear os trabalhos da Sociedade neste ano. Após o encerramento da reunião ficamos conversando com vários associados, principalmente JOSÉ D´AMICO, nosso Diretor de Comunicação Social e THELL DE MORAES, diretor do Serviço Social.
Por volta das 19 horas, vamos para a Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, onde acontecerá a entrega de Condecorações, principalmente as dos nossos núcleos MMDC-LESTE e MMDC-IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”. Vários associados que participaram na nossa reunião no MMDC estão presentes neste evento altamente significativo. 

MMDC

“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”
Solenidade Alusiva à Comemoração ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 
Evento do Dia 27 de FEVEREIRO de 2014 – 19:30h
Local: Salão “Prestes Maia” da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è “Plenarinho” - 1º andar
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 
 





Realização: Núcleo MMDC LESTE da Soc Vet de 32-MMDC

Colar: “CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Tenente Cosmo Stikovics
Campeão de Box e Of. da Reserva
2
Wagner Vieira Steiner
MMDC LESTE
3
Richard Mathias Quevedo
MMDC LESTE
4
Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Membro Soc Vet 32-MMMDC

*   *   *
Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL”
NOME
FUNÇÃO
1
Sra. Paloma Müller Steiner
MMDC LESTE
2
Sr. Ydenir Prudenciano Machado
IHGGABC
3
Sra. Kátia Marcone
IHGGABC
4
Sr. Iberê Luiz Di Tízio
IHGGABC
5
1º Ten PM Juliano Martins Bastos
Correg PM
6
Loja Maçônica Perpétuo Segredo
Indicaç Zé Filho
7
Centro Automotivo Porto Seguro - G7 Auto Center LTDA
Indicaç Zé Filho
8
Sd PM Fabio Rodrigues da Costa
Correg PM
9
Sd PM João Carlos da Silva
Rocam 29ºM
10
Sd PM Lucas dos Santos Sabino
Roçam 29º M

*   *   *
Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA”
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Herbert Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Dr. Cosmo Stikovics Filho
Filho de Ofic. Aposentado
3
2º Ten PM Elói Gonçalves Ascenco
Correg PM
4
2º Ten PM Frederico Luiz Camillo Júnior
Correg PM
5
2º Sgt PM Paulo Ricardo dos Santos
Correg PM
6
3º Sgt PM Luciano Galesco
Cia FT do 19º BPM/M
7
Al Sgt PM Raimundo Nonato Costa Silva Júnior
1ª Cia da EESgt
8
Cb PM Adilson de Lessa
7º BPM/M
9
Sd PM Eduardo Wlaufredir de Oliveira
7º BPM/M

Medalha: OFICIAL DA PAZ da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Pres Soc Vet 32-MMDC

Medalha: GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Antonio Carlos Mendes
Vice-Pres. da Soc Vet de 32-MMDC

Medalha: CINQUENTENÁRIO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Danilo Lopes de Carvalho
Colaborador MMDC LESTE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU
(THE BRAZILIAN INTERNATIONAL PEACE FORCE ASSOCIATION 0 UNITED NATIONS).
DIPLOMA
A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU por deliberação da Comissão de Outorga, confere a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – OFICIAL DA PAZ a

CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
Pela sua meritória atuação junto às FORÇAS DE PAZ, e por sua dedicação à preservação de sua memória e dos valores militares e cívicos, enaltecendo o nome do BRASIL.
SÃO PAULO 27 DE FEVEREIRO DE 2014
BRAZ CAVALLI                                                      WALTER MELLO DE VARGAS
DIRETOR ADMINISTRATIVO                                                 PRESIDENTE

Meu agradecimento especial ao WÁLTER MELLO DE VARGAS por me ter outorgado a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL – OFICIAL DA PAZ.
Após os momentos de confraternização com os amigos presentes, vamos também prestar nossas homenagens ao herói TENENTE PM COSMO STIKOVICS, baleado numa ação policial, em 1970, tendo perdido um rim. Ele foi campeão de Box e está acompanhado do filho: doutor COSMO STIKOVISCS FILHO, delegado seccional. Foi um dos pontos altos da sessão solene e uma indicação brilhante dos organizadores da cerimônia.
O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, nosso vice-presidente, vai me deixar na Estação ARMÊNIA, do METRÔ. Ele está acompanhado do MAJOR PM ADRIANO PAZZELI, seu genro.

Solenidade Alusiva à Comemoração ao
“Ano do 80º Aniversário da Constituição de 1934 – Vitória Moral de 32”
 
Evento do Dia 27 de FEVEREIRO de 2014 – 19:30h
Local: Salão “Prestes Maia” da Câmara dos Vereadores
(Palácio Anchieta) è “Plenarinho” - 1º andar
End.: Viaduto Jacareí nº 100 – São Paulo/SP – 8º andar

 
SIMBOLO
MMDC

logo_mmdc leste“São Paulo Forte, Para Um Brasil Unido”
SOCIEDADE  VETERANOS  DE  32 – MMDC
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista”




Indicados a receberem Medalhas:

1. Núcleo MMDC LESTE
2. ABFIP ONU – Associação Bras. Forças Internacionais de Paz da ONU, e
3. Núcleo MMDC IBIRAPUERA

Medalha: COLAR OFICIAL DA PAZ da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Pres Soc Vet 32 - MMDC
2
Cel PM Antonio Carlos Mendes
Vice-Pres Soc Vet 32 - MMDC
3
TC EB Marco Antonio Chiacchio
SubCmt Base Apoio Ibirapuera
4
Comendador De Rose
Criador Método De Rose

Medalha: “COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Tenente Cosmo Stikovics
Campeão de Box e Of. da Reserva
2
Wagner Vieira Steiner
MMDC LESTE
3
Richard Mathias Quevedo
MMDC LESTE
4
Sub Ten PM Raimundo Nazareno Lima da Silva
Membro Soc Vet 32-MMMDC
5
Comendador João Juvenal de Souza Mello
Consul ABFIP ONU

Medalha: COLAR GRAU CAVALEIRO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
1º Ten EB Daniel Miranda de Oliveira
MMDC LESTE

Medalha: “COLAR HERÓIS DE 32
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo Dr Adilson José Gutierrez
Promotor Justiça Militar União
2
Ten Cel PM Sérgio Ricardo Moretti
Comandante do 1º GB
3
Exmo Dr Luiz Oscar Vitale Jacob
Prefeito de Amparo
4
Dr Verany Bicudo
Sd Mirim Ver Const de 32
5
Dr Fabio Henrique Guimarães
Dir Rel Públ Gpo Pão Açucar
6
Dr Marcos Sérgio de Oliveira Novaes
Superdte Centro Coml Aricanduva
7
Dr Hiroshi Shimuta
Pres Nicom Mat.Construção

Medalha: “COLAR JUBILEU DE BRILHANTE
NOME
FUNÇÃO
1
Exmo Dr Alberto Jabur
Consul de El Salvador
2
Dr José Carlos Rodrigues Pereira do Vale
Advogado

Medalha: “COLAR ACADEMIA MILITAR TERRESTRE
NOME
FUNÇÃO
1
Dr Osvaldo José dos Santos
Policia Civil

Medalha: CINQUENTENÁRIO da ABFIPONU
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Danilo Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Cap PM Alessandro da Silva
Grupamento de Bombeiros
3
Cap PM Carlos Elias Alves Pires
COM
4
Cap PM Lawrence Sales
COM
5
Ten PM Marcus Araújo Calero
COM
6
Ten PM Leandro Viana da Hora
Grupamento de Bombeiros
7
Dra. Berenice Giannella
Presidente Fundaç Casa
8
Sd PM Arielson de Freitas
44º BPM/M

Medalha: MÉRITO JUSCELINO KUBITSCHECK                 
NOME
FUNÇÃO
1
Cap PM Rubens Alves Pereira
26º BPM/M
2
Sgt PM Taylor Reche Garcia
1º BPM/M

Medalha: “ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL
NOME
FUNÇÃO
1
Sd PM João Carlos da Silva
Rocam 29ºM
2
Sd PM Lucas dos Santos Sabino
Rocam 29º M
3
Sra. Paloma Müller Steiner
MMDC LESTE
4
Sr. Ydenir Prudenciano Machado
IHGGABC
5
Sra. Kátia Marcone
IHGGABC
6
Sr. Iberê Luiz Di Tízio
IHGGABC
7
Sr. Hernanny Gutierres de Souza
Pres MMDC Atibaia
8
1º Ten PM Thais Cristina Dejane
APMBB
9
1º Ten PM Juliano Martins Bastos
Correg PM
10
Loja Maçônica Perpétuo Segredo
Indicaç Zé Filho
11
Centro Automotivo Porto Seguro
Indicaç Zé Filho
12
Sd PM Fabio Rodrigues da Costa
Correg PM

Medalha: “MÉRITO CONSTITUCIONALISTA
NOME
FUNÇÃO
1
Sr. Herbert Lopes de Carvalho
MMDC LESTE
2
Dr. Cosmo Stikovics Filho
Delegado Pol Civil
3
2º Ten PM Jonathan Costa de Paula
Ch da Ag Int. 29º M
4
2º Ten PM Elói Gonçalves Ascenco
Correg PM
5
2º Ten PM Frederico Luiz Camillo Júnior
Correg PM
6
2º Sgt PM Paulo Ricardo dos Santos
Correg PM
7
3º Sgt PM Luciano Galesco
Cia FT do 19º BPM/M
8
Al Sgt PM Raimundo Nonato Costa Silva Júnior
1ª Cia da EESgt
9
Cb PM Adilson de Lessa
7º BPM/M
10
Sd PM Eduardo Wlaufredir de Oliveira
7º BPM/M

28 DE FEVEREIRO DE 2014
No MMDC recebemos os aplausos pela reunião dos diretores executivos e dos presidentes de núcleos e comissões. Vamos alterar muita coisa em 2014. Mas a chegada do Carnaval desacelera o nosso entusiasmo. Somente depois de passar a folia desse primeiros dias de março é que iremos realmente trabalhar.
Pensamos agora no evento de 15 de março e também 28 de março. São duas datas em que haverá a entrega da Medalha MMDC para nossos associados. Algumas visitas na tarde e uma ida até o Corpo de Bombeiros fazem com que o tempo passe muito depressa. Estou já de saída quando chega LUCIANA. Ela luta para descobrir a ligação de seu pai com a Revolução Constitucionalista de 1932. Apenas sabe que ele pertencia ao 5º RI. Escreveu para essa Unidade do Exército, mas ainda não obteve resposta.
A Sociedade fecha suas atividades administrativas até quinta-feira, dia 6 de março. Deverei retornar ao MMDC na segunda-feira, dia 3 de março, mas MARINEI está dispensada até a quinta-feira.