domingo, 9 de agosto de 2015

A JUSTIÇA REDESCOBRE O BRASIL E REDEMOCRATIZA O PAÍS

A JUSTIÇA REDESCOBRE O BRASIL E REDEMOCRATIZA O PAÍS


Entrada
x

Alcy luiz Colletti


para Marco
Vale a pena a leitura, abraços
  


A JUSTIÇA REDESCOBRE O BRASIL E REDEMOCRATIZA O PAÍS

por Sérgio AO Siqueira. Artigo publicado em  04.08.2015

Zé Dirceu - que já não é mais réu primário, foi preso em Brasília, pela força-tarefa da 17ª fase da Operação Lava Jato. Sua prisão é preventiva, quer dizer por prazo indeterminado. Ele e mais 40 finórios respondem por corrupção passiva e ativa, por falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Então é disso que venho falando há bom tempo e estive falando hoje de manhãzinha, bem cedo: a Justiça está redescobrindo e redemocratizando de verdade o Brasil da Silva.

A Justiça, está governando o Brasil pela Constituição, diante do regime caótico de poder que se instalou nesse país, desde que Tancredo Neves morreu e Sarney assumiu a presidência da República, em 1985 e foi repassando a redemocratização dessa pátria mal-educada para mãos como as de Fernandinho Beira-Collor, do coitado do Itamar, do Príncipe FHC, de Lula o Brahma dos Empreiteiros e de Dilma Sapiens.

O lado correto e sério da Polícia Federal, do Ministério Público e da Magistratura estão acabando com a Grande Desordem.

Delegados, promotores e juízes de caráter firme, justo e decidido transitam pelas sarjetas criminosas do regime brasileiro, mostrando que o que faz as máfias crescerem nesse país é o vazio de poder verdadeiro, a pusilanimidade de um governo, a podridão de um Estado infiltrado pelo crime organizado, a falsidade debochada dos poderes republicanos mal constituídos como o Executivo, o Legislativo e o próprio Judiciário, nas suas cortes mais supremas e poderosas.

Então é disso que a gente esteve falando esse tempo todo: a reorganização da nossa pátria é possível; a verdadeira redemocratização é possível; o sonho é o início da ação, a utopia é possível.

E a mudança já começou. Está vindo pelo caminho da lei, da ordem e, fundamentalmente, pelo caminho da justiça. A justiça é a ligação mais direta entre as sociedades humanas; as leis nascem do espírito da justiça são a alma, o coração e a vida de uma nação.

Como já não é primário, Zé Dirceu sabe que agora pode mofar na cadeia. Isso ele, o caladão mais retumbante e formidável da República dos Calamares, não vai aguentar. Pode até, quem sabe, estrear como delator premiado.

Há quem não acredite nisso. Mas, quando seus habeas porcus começaram a despencar um por um, ele confidenciou a seus pares e ímpares que não "cairia sozinho". Então, me dou o direito de crer que não demora nada, ele estará trocando a sua notável biografia de guerrilheiro de festim pelos cômodos patamares de uma formidanda delação.

E então, pronto, será chegada a hora que você e todos os 201 milhões de brasileiros, menos os exércitos pelegos "bons de briga de rua", esperam: o cabeção-mor da maléfica "estratégia de coalizão pela governabilidade" vai mudar de domicílio e residência.

Não se sabe ainda se para o Complexo do Tremembé ou para a Papuda. De qualquer maneira, se o silêncio até aqui valeu ouro para Dirceu, sua voz e sua palavra premiada valerão o que não tem preço nessa vida: a liberdade.

Parece mentira, mas o futuro desse país, trágica e dramaticamente, está nas mãos desse cardeal Richelieu frustrado, o impoluto alquebrado e depauperado Zé Dirceu, também da Silva.

Não será por altruísmo, patriotismo, ou simples traição... Se Dirceu desconstruir a história do maior farsante desse país, o fará por que já não tem mais tempo de aguentar calado 30 anos em nome da companheirada fajuta, boa e batuta. Quando se der conta e olhar no calendário das paredes do cárcere, a filhinha do seu último casamento já terá vivido 36 risonhas primaveras.

RODAPÉ - Ah, sim... E o FHC que fique bem quietinho, na dele. Melhor até que vá para a Sorbonne, seu refúgio predileto, já que foi com ele que começou essa gandaia toda. Foi FHC quem liberou as licitações, andou mexendo na Constituição e abriu a porteira por onde passou boi e até hoje passa a boiada.

HOMENAGEM DO NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32", DE JAGUARIÚNA - DIA DOS PAIS

Maria Helena Toledo Silveira Melo

para mim
  Prezados senhores, senhoras e amigos.

Feliz Dia dos Pais!!!!

Uma singela mensagem em 
 
 
image
 
 
 
 
 
NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA "TRINCHEIRAS PA...
14 de agosto de 1932! Era o Dia dos Pais! Nas trincheiras o som das metralhadoras ecoavam o grito da liberdade! Trincheira no Vale do Paraíba (www.facebook).
Visualizado por Yahoo
 


Atenciosamente.

Maria Helena

 Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Presidente do Núcleo de Correspondência
Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna

http://www.mmdcjaguariuna.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/10oNucleoDeCorrespondenciaTrincheirasDeJaguariuna

8 DE AGOSTO DE 2015 - SÁBADO

D I A    O I T O      D  E      A G O S T O      D E      2 015       -       S  Á  B  A  D  O.
78 anos, 7 meses e 13 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
30º DIA DO ANO 66º
57 anos e 65 dias na PMESP
56 anos e 178 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 232 dias – 488 420 horas.
51 anos e 336 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 148 dias no Posto de Coronel – 328 meses e 26 dias.
4 anos e 32 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 069 dias CORONEL - 23 anos e 238 dias na reserva.
10 617-255 564                          10 069-242 080                             10 335-249 424.
DIA DE SÃO DOMINGOS. Nascido em CALERUEGA (antiga CASTELA), na ESPANHA, em 1170. Aos 14 anos foi enviado para PALÊNCIA, onde estudou filosofia e teologia. Foi um inovador da vida religiosa no século XIII, procurando uma nova forma de responder aos desafios de sua época. Morreu em BOLONHA, em 1221. Ele está ligado à devoção do ROSÁRIO.

DIA DO PÁROCO
DIA DO BANDEIRANTE
DIA NACIONAL DE COMBATE DO COLESTEROL
 
466 a. FRANÇA declara guerra à INGLATERRA, em 8 de agosto de 1549.
462 a. morre GIROLAMO FRACASTORO, em INCAFFI, ITÁLIA. Foi médico, matemático, geógrafo e poeta. Nasceu em VERONA, ITÁLIA, em 1478.
427 a. fim da batalha da “ARMADA INVENCÍVEL”, com a derrota dos navios espanhóis para as tropas inglesas comandadas por SIR FRANCIS DRAKE, em 8 de agosto de 1588.
312 a. do jornal mais antigo do mundo, em funcionamento, o jornal oficial austríaco WIENER ZEITUNG. Fundado pelo empresário JOHANN BAPTIST SCHOENWETTER, o jornal circulou ela primeira vez em 8 de agosto de 1703. Em sua primeira fase, era publicado só duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados, quando operava o serviço de correio, responsável por sua distribuição.
259 a. os franceses JACQUES BALMAT e MICHEL GABRIEL PACCARD chegam ao cume da montanha mais alta dos ALPES em 8 de agosto de 1786. A saga iniciou-se em 1760, quando o filósofo e naturalista suíço HORACE SAUSSURE ofereceu um prêmio em dinheiro para quem encontrasse uma rota viável para o topo – SAUSSURE atinge os 4.807 metros um ano depois e constata que a temperatura era mais quente do que suspeitava.
241 a. piloto espanhol JUAN PÉREZ, que comandava a fragata “SANTIAGO”, descobre no dia 8 de agosto de 1774, na costa ocidental do CANADÁ  a ilha que se chamou  QUADRA, hoje VANCOUVER.
227 a. rendição de LUÍS XVI da FRANÇA, em 8 de agosto de 1788, e convocação dos ESTADOS GERAIS para o primeiro de maio de 1789.

 
199 a. patriota colombiano CUSTÓDIO GARCIA ROVIRA é fuzilado no dia 8 de agosto de 1816, durante o “regime do terror” imposto em NOVA GRANADA pelo GENERAL PABLO MORILLO, para sufocar tentativas de independência.
192 a. nasce JOSÉ TAVARES BASTOS em MACEIÓ, ALAGOAS, em 8 de agosto de 1813. Falece no RIO DE JANEIRO, em 8 de agosto de 1893. Magistrado. Formado em Direito pela Faculdade de OLINDA, na turma de 1836. Professor de Filosofia Racional e Moral. Juiz de Direito em ATALAIA (AL), no período de 1837/39 e em VILA NOVA DO RIO SÃO FRANCISCO (SE), em 1839. Advogado em ALAGOAS. Deputado Provincial em ALAGOAS. Deputado Geral por ALAGOAS (1842; 1845/48). Juiz de Direito em PENEDO (AL), em 1846 e MACEIÓ, 1848, acumulando as varas de Juiz dos Feitos da Fazenda Geral e Provincial e a Auditoria de Guerra. Juiz de Direito em SÃO PAULO, em 1854. Chefe interino de Polícia de SÃO PAULO. Juiz de Direito em NITERÓI, durante o ano de 1863. Desembargador do Tribunal da Relação do RIO DE JANEIRO, em 1864. Juiz Adjunto do Tribunal de Comércio, em 1871. Presidente do Tribunal da Relação, em 1878/85. Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (1885/89). Vice-presidente e presidente da Província do RIO DE JANEIRO (1864; 1865 e 1866). Presidente da Província de SÃO PAULO (1866/67). Conselheiro de Estado, em 1867. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Agraciado pelo Imperador D. PEDRO II como comendador das ORDENS DA ROSA e de CRISTO.
170 a. parlamento britânico aprova a LEI ABERDEEN, para a repressão ao tráfico de escravos, procurando atingir principalmente o BRASIL, em 8 de agosto de 1845.
152 a. começa a derrubada das muralhas de HAVANA para a ampliação da cidade, em 8 de agosto de 1863.
152 a. criação da CRUZ VERMELHA. A Cruz Vermelha é uma instituição que tem como princípio básico socorrer feridos em guerras e vítimas de catástrofes naturais. Foi criada em 08 de agosto de 1863, por um grupo de suíços que se comoveram com o livro "Recordações de Solferino", de Henri Dunant, que descrevia cenas dramáticas da guerra. Um ano depois, acontecia a primeira Convenção de Genebra, que tinha fins semelhantes aos propósitos da Cruz Vermelha. O evento reuniu 55 países e deu início a história do direito humanitário. Na ocasião, a Cruz Vermelha era dirigida apenas por suíços. Depois da Primeira Guerra Mundial cada sociedade nacional formou seu próprio grupo. A Cruz Vermelha Brasileira presta atendimento em muitos estados, e, em alguns casos, esses atendimentos vão além do território nacional, contribuindo também para o alívio da consternação no mundo. No Brasil, a instituição é reconhecida como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Foi fundada em 1908, com sede no Rio de Janeiro e em 1912, foi reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 
140 a. nascimento do ex-presidente brasileiro ARTHUR BERNARDES, em 8 de agosto de 1875.
136 a. nasce EMILIANO ZAPATA, revolucionário mexicano, em 8 de agosto de 1879. Tinha 8 anos de idade quando sua família perdeu uma parte das roças que cultivava, no povoado de ANENECUILCO, no Estado de MORELOS, região central do MÉXICO, onde vivia havia muitas gerações. Essas terras, juntamente com as de muitos outros camponeses pobres, tinham sido tomadas à força por um latifundiário local. A maioria dos biógrafos de ZAPATA, futuro líder da vertente mais radical da Revolução Mexicana, considera que ZAPATA cresceu numa época de grandes transformações. O MÉXICO era governado pelo ditador PORFÍRIO DIAZ, num mandato que começou em 1876 e durou, com sucessivas reeleições, até sua derrubada em 1911. O início da Revolução Mexicana se dá em 1910 e ZAPATA lidera o Exército Revolucionário do Sul. Em 1914, ZAPATA e PANCHO VILLA instalam um governo provisório na Cidade do México, que é usurpado no ano seguinte por VENUSTIANO CARRANZA. Em 1917, CARRANZA adota uma nova Constituição, encerrando oficialmente a revolução.
Os zapatistas sofreram em 1916 o ataque feroz das forças de CARRANZA, que massacraram dezenas de milhares de camponeses. Em vão. Com táticas de guerrilha, ZAPATA recuperou no ano seguinte o controle sobre MORELOS. No resto do país, porém, a situação era diferente. Para consolidar seu poder, CARRANZA adotou em 1917 uma Constituição avançada, que incorporava a reforma agrária. Isolados, os zapatistas resistiram ainda dois anos às ofensivas do governo central. A derrota final ocorreu fora do campo de batalha. ZAPATA morreu vítima da traição de um coronel carranzista, JESÚS GUAJARDO, que simulou a intenção de se bandear, com suas tropas, para o lado rebelde. Com isso, atraiu ZAPATA para um encontro em uma fazenda, ao meio-dia de 10 de abril de 1919. Era uma emboscada. Logo ao chegar, ZAPATA foi assassinado à queima-roupa pelos soldados de GUAJARDO, sem tempo de empunhar sua arma.
127 a. notícia publicada no jornal BRADFORD OBSERVER, em 8 de agosto de 1888: “Ontem de manhã, o corpo de uma mulher foi encontrado (...) em WHITECHAPEL, LONDRES. Ajuda médica foi chamada e então foi visto que a mulher havia sido brutalmente assassinada depois de serem encontrados ferimentos a faca no peito, estômago e abdômen. Ela tinha entre 34 e 40 anos de idade (...) Nenhum distúrbio foi ouvido e existe um grande mistério em volta de sua morte.”
132 a. nasce RICARDO MENDES GONÇALVES, em SÃO PAULO, no dia 8 de agosto de 1883. Utilizava os seguintes pseudônimos: BRUNO DE CÁDIZ e D. RICARDITO. Proveniente de antiga estirpe paulistana, viveu grande parte de sua infância na cidade de RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, onde seus genitores se haviam instalado. Desde cedo RICARDO se revelou grande amante das coisas do espírito. Após estudar o português, cujos segredos aprendeu com relativa facilidade, conseguiu, sem auxílio de ninguém, aprender o francês. Escreveu os primeiros versos entre os 11 e 12 anos. Publicou-os no ano seguinte, no jornal O LEQUE, de SÃO SIMÃO, SP, dando-lhe o título de CROMO. Começou, em seguida, a aparecer entre as pessoas da família GONÇALVES um jornalzinho manuscrito denominado O MARTELO. Todo ele era feito pelo menino. Causou espanto, certa vez, um artigo estampado sobre FLORIANO PEIXOTO, e que muitos chegaram a duvidar que fosse de autoria do futuro poeta.
Ingressando na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1905, revelou-se melhor cultor da poesia do que do Direito. Manifestaram-se logo as qualidades do apreciável orador. Tornou-se muito amigo de dois consagrados literatos: MONTEIRO LOBATO e GODOFREDO RANGEL.
RICARDO GONÇALVES e os amigos fundaram uma república e um jornalzinho: O MINARETE. A casa ficava no bairro do BELENZINHO era um chalé amarelo, no fundo do quintal se levantava garbosa paineira. Ali o jovem poeta compôs os melhores versos, que só foram reunidos em livro, após a sua morte, com prefácio de MONTEIRO LOBATO: “IPÊS”, lançado em 1922. Outro ponto de reunião do grupo do MINARETE era no antigo CAFÉ GUARANI, na Rua 15 DE NOVEMBRO, onde ficou sendo conhecido como a CANIÇALHA. Como orador o poeta saudou RUY BARBOSA, na cidade de SANTOS, e recebeu elogios do grande republicano. No primeiro ano da Faculdade, participando do concurso dos melhores trabalhos, em prosa e verso, obteve o primeiro lugar nos versos, enquanto LOBATO ganhava o prêmio em prosa.
Trabalhou para diversos jornais entre eles o COMÉRCIO DE SÃO PAULO e ESTADINHO. Foi também repórter do jornal O CORREIO PAULISTANO. O poeta RICARDO GONÇALVES viajou pela ITÁLIA, em 1907 e 1908. Participou, na volta, ativamente, dos movimentos operários, defendendo, na praça pública, suas ideias socialistas. Colou grau em 1912. Tentou a advocacia sem resultado. Enveredou pela política, conseguindo elegar-se vereador à Câmara Municipal de São Paulo.
Em 11 de outubro de 1916, no interior do HOTEL BRASIL, no bairro do BRÁS, acompanhado da esposa, RICARDO GONÇALVES suicidou-se por motivo passional, com tiro de revólver. Tinha 33 anos.
Finalizando, o poeta e jornalista FERNANDO GÓES, que ocupou a Cadeira 32 da Academia Paulista de Letras, assim definiu RICARDO GONÇALVES: “Bela, estranha figura a desse RICARDO MENDES GONÇALVES, tantas vezes evocado por MONTEIRO LOBATO, não só com saudade, mas com exaltada admiração. Cenas, quadros, aquarelas, às vezes, manchas de uma admirável frescura da vida interiorana, com a natureza inteira florindo em ipês e bogaris, mas também com o homem do campo, e a sua simplicidade, e o seu sentimento”.
A Rua RICARDO GONÇALVES começa na esquina com a Avenida CELSO GARCIA e seu término é na Rua XAVANTES. Em mapa de 1913, a Rua RICARDO GONÇALVES era chamada de Rua PONTE PRETA. O logradouro foi oficializado pelo Ato 972 de 24 de agosto de 1916.      
118 a. por ter sido domingo, no dia 8 de agosto de 1897, o DIÁRIO POPULAR não circulou. Seguem destaques da edição anterior: chegou à BAHIA (SALVADOR) o GENERAL CLÁUDIO DO AMARAL SAVAGET, tendo tido uma imponente ovação popular. O brioso militar desembarcou amparado em muletas, causando efeito doloroso esse fato. Acreditam alguns que talvez venha a ficar aleijado de uma perna o bravo GENERAL SAVAGET.
Está sabido que é inexato que entre os GENERAIS ARTHUR OSCAR e AMARAL SAVAGET tenha havido qualquer desacordo. Ambos mantiveram-se na campanha bons camaradas, ao menos aparentemente, havendo o GENERAL SAVAGET antes de retirar-se do campo de operações procurado e apresentado suas despedidas ao comandante em chefe.
Chegou no dia 6 de agosto ao RIO GRANDE, vindo da fronteira, o 4º Batalhão de Infantaria, comandado pelo MAJOR LISBOA DE MARA trazendo 270 praças e somente nove oficiais. Sua partida para a BAHIA efetua-se na segunda-feira, dia 9 de agosto.
Os feridos chegados à capital dizem que o maior número de baixas que sofreram as tropas combatentes foi pela penúria e constantes sofrimentos durante toda a ação. A fome e a sede têm feito mais do que as balas dos jagunços. 
116 a. publicações do jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 8 de agosto de 1899: pessoa que chegou de SANTOS nos afirma que a enfermidade que há cerca de 15 dias aflige o senhor CORONEL FERNANDO PRESTES, ilustre presidente do Estado, é beri-beri. Os cuidados médicos e dieta fazem esperar que em pouco tempo s.s. esteja novamente na capital, trabalhando ativamente.
Outra informação também muito segura nos diz que é provável que o CORONEL PRESTES oficie ao Congresso obtendo 60 dias de licença para ir ao Sul, pois a sua moléstia exige uma travessia marítima.
A Câmara de JAHÚ representou à diretoria da Companhia Paulista pedindo com o máximo empenho a mudança do traçado em projeto para o prolongamento de AGUDOS, de modo que tenha ele seu ponto de partida naquele município e não na estação CAMPOS SALLES, do ramal de DOIS CÓRREGOS a GANHARÃO.
SÃO JOÃO DA BOA VISTA – Está contratada a iluminação elétrica da cidade com os senhores DINO & BRANDÃO, devendo funcionar no prazo de um ano.
Pedem-nos para reclamar contra a retirada da maioria dos bancos do jardim do Palácio, onde, nas noites de tocata, se reúnem famílias e cavalheiros. A nossa população não tem distrações algumas, de sorte que as retretas que deveriam divertir o senhor presidente do Estado, servem para alegrar o nosso povo, tão abatido pelos sofrimentos da crise.
Temos recebido reclamações contra os vendedores ambulantes que estacionam junto à porteira da Inglesa, no BRÁS, dificultando o trânsito. O fato merece a atenção dos senhores fiscais.
Chegam-nos reclamações contra os tilburis vagabundos que atormentam os transeuntes, de modo a muitas vezes vexá-los. Ao senhor fiscal de veículos levamos a reclamação, assim como por nosso intermédio pedem um pouco mais de equidade os carregadores de materiais para construção.   
115 a. nasce o diretor de cinema ROBERT SIODMAK, em 8 de agosto de 1900.
114 aniversário dos 4o.BPMI (BAURU) e 8o. BPMI (CAMPINAS), em 8 de agosto de 1901.
107 a. aviadores norte-americanos IRMÃOS WRIGHT atravessam pela primeira vez o espaço aéreo europeu, no hipódromo de HUNAUDAIRE, e conseguem voar durante um minuto e 45 segundos, a dez metros de altura, em 8 de agosto de 1908.
106 a. agravaram-se muito as condições de saúde do REI PETER I, receando-se de um momento para outro o desenlace fatal. Nas rodas políticas nota-se grande movimento a favor do príncipe JORGE, ex-herdeiro ao trono, que renunciou a favor do irmão ALEXANDRE (jornais de BELGRADO).
Em PARIS, as potências protetoras de CRETA – ITÁLIA, FRANÇA, INGLATERRA e RÚSSIA – estão prontas para uma intervenção enérgica a fim de fazer esfriar o espírito belicoso da TURQUIA.
No BRASIL, o senhor FRANCISCO SÁ conferenciou com o senhor NILO PEÇANHA sobre a construção da linha telefônica entre o RIO e SÃO PAULO.   
103 a. Congresso Internacional de Higiene Escolar, que esteve reunido em PARIS, adotou em 8 de agosto de 1910 uma série de resoluções favoráveis a diversas reformas e inovações compreendendo: instrução dos professores em matéria higiênica; obrigatoriedade da educação física de rapazes como de meninas; criação, pelas respectivas municipalidades, de locais adequados a exercícios e jogos, etc. 
104 a. na colônia regeneradora da QUARTA PARADA faleceu ontem, vitimada pelo marasmo senil, a mulher africana DOMINGAS DA CONCEIÇÃO, de 130 anos de idade. A comunicação foi feita por um filho da finada, de 104 anos. (publicado no O ESTADO de 8 de agosto de 1911).
  95 a. TRATADO DE RAWALPINDI, que põe fim à terceira guerra do AFEGANISTÃO, em 8 de agosto de 1919.
  93 a. nasce ESTHER WILLIAMS, cuja experiência como uma jovem nadadora campeã a levou ao estrelato em HOLLYWOOD nos chamados musicais aquáticos, criados especialmente para ela, (nasceu em 8 agosto de 1921, em LOS ANGELES). ESTHER, uma das principais atrizes de sucessos das décadas de 1940 e 1950, ficou conhecida como a “sereia de HOLLYWOOD” e “a rainha do surf”. Em seu auge, a mulher com um grande sorriso e olhos brilhantes era a segunda atriz mais bem paga de HOLLYWOOD, atrás apenas de BETTY GRABLE. Os musicais de ESTHER eram comédias com muita cor, canções alegres e números de dança com muito nado sincronizado. Eles eram tão famosos que alguns creditam a atriz a popularidade das piscinas domésticas. Após ser descoberta pela MGM, ela atuou em seu primeiro longa-metragem em 1942, em “A DUPLA VIDA DE ANDY HARDY”. Sua estréia em um musical aquático aconteceu em 1944, com “ESCOLA DE SEREIAS”. ESTHER brincava com o próprio sucesso, afirmando que não sabia “atuar, cantar, dançar” e seus filmes “eram montados com trechos encontrados nas lixeiras dos produtores”. Nos anos seguintes, ESTHER passou também a estrelar dramas, como “NA VORAGEM DE UMA PAIXÃO” (1956) e “DIABOS DO CIRCO” )1961). Sua atuação em produções que não fossem musicais, no entanto, não agradou muito a crítica e ESTHER deixou o cinema da década de 1960. O último filme no qual trabalhou foi “LA FUENTE MÁGICA”, de 1963. Após assistir aos filmes décadas depois, ela diminui o tom de autodepreciação dizendo: “Olho para essa moça e gosto dela. Há uma qualidade na modéstia dela. Ela certamente era saudável”.  Como uma jovem nadadora, bateu os recordes mundiais dos 100 metros livres e dos 800 medley. No final da carreira, fez alguns comerciais e foi apresentadora dos eventos de natação na TV norte-americana nos JOGOS OLÍMPICOS de 1984. ESTHER WILLIAMS morreu no dia 6 de junho de 2013 em BEVERLY HILLS, CALIFÓRNIA, aos 91 anos. ESTHER, uma das principais atrizes de sucessos das décadas de 1940 e 1950, morreu em paz enquanto dormia, segundo o porta-voz HARLAN BOLL. Ela já estava com a saúde debilitada por causa da idade.
  90 a. primeiro congresso nacional da KU KLUX KLAN é realizado em WASHINGTON, no dia 8 de agosto de 1925.
  88 a. PONTE DA PAZ, que une as cidades de BUFFALO (EUA) e FORT ERIE (CANADÁ), sobre o RIO NIÁGARA, é inaugurada em 8 de agosto de 1927.
  86 a. explode na COLÔMBIA um movimento revolucionário: graves conflitos em CARTAGENA e TOLIMA, em 8 de agosto de 1929.
  82 a. dispensada a tiros pela polícia e pelo exército, em 8 de agosto de 1933, a multidão que pretendia se manifestar contra a ditadura do GENERAL MACHADO, em HAVANA. Um saldo de 30 mortos e mais de 200 feridos é o resultado do entrevero.
  82 a. Primeiro Grande Prêmio no HIPÓDROMO DA GÁVEA, no RIO DE JANEIRO, em 8 de agosto de 1933.
  81 a. nasce GIANFRANCESCO SIGFRIDO BENEDETTO GUARNIERI em MILÃO (ITÁLIA) no dia 8 de agosto de 1934. Falece no final da tarde de 22 de julho de 2006, um sábado, vítima de insuficiência renal. Personalidades do teatro que lamentaram a morte de GUARNIERI: “A bruxa está solta”, disse a atriz FERNANDA MONTENEGRO sobre a morte do dramaturgo e ator, na mesma semana em que as artes cênicas brasileiras perderam o ator RAUL CORTEZ. GUARNIERI morreu aos 71 anos, internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS desde o dia 2 de junho de 2006. Ele estava sedado desde quinta-feira, dia 20 de julho. Está indo embora toda uma geração de ouro e não há reposição de peças. FERNANDA disse que trabalhou junto, fizeram BLACK-TIE, teleteatros, novelas. “Meu DEUS, tivemos um reencontro emocionante em BELÍSSIMA. Mesmo doente ele era um menino no palco, tocava a platéia no coração. Além de um grande ator, era um homem de ação política, visão social e um amigo e tanto”. NICETE BRUNO assim se expressou: “Trabalhamos muito na TV, tanto eu como o PAULO (GOULART) tínhamos uma amizade e uma admiração muito grande por ele. Nossos filhos cresceram juntos, brincavam juntos. Perdemos um homem de valores extraordinários, tão grandiosos que ficarão para sempre em nossa memória”. Disse ZÉ RENATO, dramaturgo: “Com as mortes de GUARNIERI e RAUL (CORTEZ), todo um tempo se acaba. E esse tempo que desaparece a gente nunca mais vai recuperar. GUARNIERI deu uma imensa contribuição de vida, de trabalho e de dedicação. É um momento muito triste”. JOÃO BATISTA DE ANDRADE, cineasta e secretário de Estado da Cultura, se expressou assim: “Lamento profundamente. São duas perdas tristes, dolorosas para a Cultura, a dele e a do RAUL CORTEZ. GUARNIERI tem um significado imenso para a cultura brasileira, ajudou a criar toda uma geração, ensinou a pensar, a reformular idéias no TEATRO DE ARENA. Eu o dirigi em dois filmes, ETERNA ESPERANÇA (1969) e A PRÓXIMA VÍTIMA (1982). A Secretaria da Cultura vai criar uma manifestação para reverenciar esses dois atores, GUARNIERI e CORTEZ”. O dramaturgo BENEDITO RUY BARBOSA disse: “Ele é o grande responsável por eu ter iniciado minha carreira de dramaturgo. Ele me incentivou a escrever minha primeira peça e quando foi assisti-la, invadiu o palco e puxou os aplausos da platéia pra uma das cenas. Até então eu era um jornalista que tinha cinco empregos para me manter. O GUARNIERI era assim, uma inspiração. Fez duas participações especialíssimas em novelas minhas”. 
  78 a. nasce DUSTIN HOFFMAN, ator norte-americano, em 8 de agosto de 1937.
  75 a. governo britânico firma um tratado de cooperação com o movimento da FRANÇA Livre do GENERAL DE GAULLE, em 8 de agosto de 1940.
  75 a. ALEMANHA dá início a bombardeios concentrados na GRÃ-BRETANHA durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 8 de agosto de 1940.
  74 a. nasce o Cel.Res. LUIZ FÁBIO GUIMARÃES DA FONSECA. em 8 de agosto de 1941. Entrou para as fileiras da Força Pública em 15 de fevereiro de 1960. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de março de 1964. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1964; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1967; CAPITÃO – 24 de maio de 1974; MAJOR – 15 de dezembro de 1980; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1985. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL. 
  73 a. nasce a cantora CLARA NUNES em PARAOPEBA, MINAS GERAIS, em 8 de agosto de 1942. Filha de um violeiro e cantador de FOLIA DE REIS, MANÉ SERRADOR. Ficou órfã ainda menina, foi para a capital mineira aos 16 anos, fez curso normal –para ser professora– com auxílio financeiro dos irmãos e, em 1960, venceu a etapa mineira do concurso A VOZ DE OURO do ABC, cantando a SERENATA DO ADEUS, letra e música de VINÍCIUS DE MORAES. A final do concurso foi em SÃO PAULO. CLARA ficou em terceiro lugar, cantando outra canção de dor-de-cotovelo, SÓ ADEUS, de JAIR AMORIM e EVALDO GOUVEIA. Morena belíssima, com sangue negro, índio e português em mistura de fórmula perdida, CLARA começou no rádio. Mas a televisão logo se apaixonaria por ela. Depois do concurso, foi contratada pela RÁDIO INCONFIDÊNCIA, de BELO HORIZONTE. Comandou programa e pulou de lá, 18 meses depois, para a TV ITACOLOMI. Caminho natural, foi para o RIO em 1965 e assinou em seguida contrato com EMI, na época chamada ODEON. O primeiro disco não era bom. Saiu em 1966. Chamava-se A VOZ ADORÁVEL DE CLARA NUNES. O repertório, ditado pela ODEON, era basicamente de boleros, daqueles que não valem a pena. Dessa fase vêm as tais faixas inéditas que a EMI queria relançar. Só dois anos depois CLARA conseguiria firmar-se como cantora de samba, de afoxés, de pontos de umbanda, das coisas de negro e índio que desenham a personalidade musical brasileira. O primeiro sucesso veio, em 1968, com VOCÊ PASSA E EU ACHO GRAÇA, do mineiro de MIRAÍ, ATAULFO ALVES, em duvidosa parceria com CARLOS IMPERIAL, um cara ruim de música mas bom de negócios, que trabalhava com a turma de ROBERTO CARLOS. No duplo que a DECKDISC lançou em 2003, quem canta VOCÊ PASSA E EU ACHO GRAÇA é TERESA CRISTINA, a mais influente das vozes da nova geração de cantoras do samba. Há um simbolismo aí, nada casual. PAULÃO, que também produziu o primeiro disco de TERESA CRISTINA, CD duplo no qual ela o repertório de PAULINHO DA VIOLA sabe que dificilmente TERESA terá o sucesso de CLARA teve. CLARA cantou dos pontos de candomblé à revisão deles à luz da cultura urbana na música que deu título ao último trabalho, um tipo de enredo escrito por JOÃO BOSCO e ALDIR BLAC. É um riquíssimo painel de 28 títulos, aberto, no disco 1, com A DEUSA DOS ORIXÁS, de ROMILDO e TONINHO, na voz áspera e expressiva de NILZE CARVALHO, e se fecha, muito justamente, com UM SER DE LUZ, de MAURO DUARTE, PAULO CÉSAR PINHEIRO e JOÃO NOGUEIRA, interpretado por TANTINHO DA MANGUEIRA. Entre uma e outra estão CONTO DE AREIA, A FORÇA DA NATUREZA, Ê, BAINA, MORENA DE ANGOLA, FEIRA DE MANGAIO, MINHA MISSÃO, O MAR SERENOU, JUÍZO FINAL, PORTELA NA AVENIDA, CANDONGUEIRO, CANTO DAS TRÊS RAÇAS, ALVORECER, IJEXÁ e mais, grande parte dos títulos lançados por ela, um bom número de músicas feitas para ela. CLARA NUNES morreu em 2 de abril de 1983, vítima de complicações durante uma operação de varizes.
  73 a. nasce AUGUSTO DA SILVA, que entraria para a FORÇA PÚBLICA e chegaria ao posto de CORONEL PM. Falece em 22 de dezembro de 2012.
  69 a. representantes das quatro potências vencedoras da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL aprovam, em LONDRES, no dia 8 de agosto de 1945, a criação de um tribunal internacional de guerra para julgar os criminosos nazistas. Os julgamentos no TRIBUNAL DE NUREMBERG contra 22 indiciados terminam em agosto de 1946.
 

70 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a URSS declara guerra ao JAPÃO, em 8 de agosto de 1945.
  66 a. Conselho Europeu admite como novos membros a TURQUIA, a GRÉCIA e a ISLÂNDIA, em 8 de agosto de 1949.     
  62 a. nasce o ex-piloto britânico de FÓRMULA 1, NIGEL MANSELL em 8 de agosto de 1953. 
  61 a. da madrugada em que foi tomado a termo a confissão do motorista NELSON RAIMUNDO sobre o envolvimento de CLIMÉRIO EURIBES DE ALMEIDA no CRIME DA RUA TONELERO, em 8 de agosto de 1954. Depois da ligação do ministro da Aeronáutica, NERO MOURA, ao ministro TANCREDO NEVES, ainda em sua casa, telefonou para o GENERAL CAIADO DE CASTRO, chefe da CASA MILITAR da presidência, informando-o dos novos fatos e convidando-o a comparecer no palácio do CATETE, onde se encontrariam. O GENERAL CAIADO se comunicou por telefone com o chefe do pessoal do palácio, MAJOR ENE GARCEZ, e determinou-lhe que comparecesse ao CATETE, para onde também se dirigiria. A preocupação era a identificação do membro da guarda, e que ele não se evadisse do local. O BRIGADEIRO NERO MOURA sugeriu a TANCREDO NEVES que comunicasse ao presidente GETÚLIO VARGAS a grave denúncia. Como era ainda muito cedo, 5 horas, informou que iriam primeiro ao encontro do GENERAL CAIADO, na sede do governo. Para o palácio rumaram TANCREDO, NERO e o CORONEL ADIL, onde se encontraram com o GENERAL CAIADO em seu gabinete. Em seguida, foi chamado o chefe da guarda pessoal do presidente, TENENTE GREGÓRIO FORTUNATO, que ao ser indagado pelo chefe da CASA MILITAR sobre a existência de alguém chamado CLIMÉRIO, respondeu com evasivas. Mas não se pôde furtar a afirmação, pois CLIMÉRIO era até seu compadre. Apesar de ter-se comprometido a apresentar CLIMÉRIO, este fugiu, naturalmente informado pelo compadre do que estava acontecendo. Chegaram ao palácio do CATETE o chefe de polícia, GENERAL ARMANDO DE MORAIS ÂNCORA e o promotor CORDEIRO GUERRA. O GENERAL AGUINALDO CAIADO DE CASTRO mandou GREGÓRIO ligar para CLIMÉRIO e chamá-lo até o palácio, mas, este, retornando, informou “telefonei para minha comadre. Ele não está em casa...” O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, consciente de tudo que se passava a seu redor, declarou ao GENERAL CAIADO, após o término da reunião, já em seu gabinete, que daquele momento em diante poderia tomar todas as providências necessárias para o esclarecimento do crime, sem atender a formalidades nem a regulamentos, inclusive franqueando o palácio às autoridades que ali quisessem realizar diligências. O PRESIDENTE convocou para o final da tarde uma reunião ministerial para analisar a situação. Em seguida dirigiu-se para seu apartamento particular, localizado na avenida RUI BARBOSA, atrás do MORRO DA VIÚVA, entre o FLAMENGO e o BOTAFOGO, para uma reunião com seus familiares e a presença de seus amigos e conterrâneos, o ministro da Fazenda, OSWALDO ARANHA e o deputado federal FLORES DA CUNHA, para analisar a situação. Durante o encontro afirmou categoricamente: “CARLOS LACERDA levou um tiro no pé. Eu levei dois tiros nas costas”.     
  59 a. zarpa pela primeira vez no JAPÃO o maior petroleiro do mundo, de 84.730 toneladas e 340 metros de comprimento, em 8 de março de 1956.
  59 a. da apresentação de ÉDSON ARANTES DO NASCIMENTO – PELÉ – ao SANTOS, no dia 8 de agosto de 1956. Diz PELÉ: “a história começou um dia antes, em BAURU. Eu me lembro como se fosse hoje. Estava atrás da porta ouvindo a conversa entre meu pai DONDINHO, o WALDEMAR DE BRITO (ex-jogador e treinador do time do BAQUINHO), o ATHIÊ JORGE CURY (presidente do SANTOS) e minha mãe CELESTE. O WALDEMAR e meu pai queriam me levar pra o SANTOS. Minha mãe não queria que eu fosse. Dizia que tinha de estudar, senão ia acabar como meu pai – um ex-jogador Eu estava dividido. Queria ir para SANTOS, mas também queria ficar em BAURU. Estava apaixonado pela primeira vez. Tinha uma namorada japonesa, a NEUZINHA, e não queria deixá-la. No fim, meu pai e WALDEMAR DE BRITO ganharam e minha mãe, mesmo aborrecida, acabou me deixando ir”.  “Um dia depois eu estava na VILA BELMIRO no meio dos cobras. O WALDEMAR chegou para o LULA, técnico do SANTOS, para me colocar o treino com o time principal. O LULA me olhou e disse: “Não dá. Ele é muito franzino”. O WALDEMAR ficou lá insistindo e o LULA topou. De repente eu estava ao lado do ZITO, MANGA, FORMIGA, VASCONCELOS, URUBATÃO, o FEIJÓ, um lateral-esquerdo excelente, todas aquelas feras. Peguei umas três bolas. Em uma delas dei um drible seco no FORMIGA, que era da Seleção. E isso impressionou o LULA. Estava me sentindo bem no meio deles. Eram pessoas muito boas e o clima, de muita amizade. Eu sabia que eles eram bons, mas não os conhecia. Em BAURU, a gente ouvia mais as emissoras de rádio do RIO DE JANEIRO. Conhecia jogadores do CORINTHIANS e do SÃO PAULO, mas não tinha muita informação sobre os do SANTOS”.   
  57 a. SALVADOR DALI e GALA ELUARD, sua musa inspiradora, se casam em 8 de agosto de 1958.
  56 a. inundação da ILHA DE FORMOSA (TAIWAN) em 8 de agosto de 1959: mais de dois mil mortos.
  55 a. empresa farmacêutica norte-americana G.D. SEARLE DRUG lança no mercado o produto ENOVOID, a pílula anticoncepcional, em 8 de agosto de 1960.
51 a. Anotações em 8 de agosto de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 1º DIA 30º - Seis anos e 65 dias na FORÇA PÚBLICA – 77 dias como 2º TENENTE – 324 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levanto tarde. Vou ao alfaiate senhor ANTÔNIO para ver se ele me aprontou uma calça do 4º uniforme, coisa que ainda não fez.
Ai me encontro com o 2º SARGENTO Escrevente CARLOS ALBERTO DE ARRUDA, do CFA. O SARGENTO ARRUDA foi meu colega de quadro; fizemos exames juntos em abril de 1958, para sargento escrevente. Durante meses ocupamos as graduações de cabo e 3º sargento em idênticas condições. Conversamos com o 2º TENENTE Ref MARINHO que, durante muito tempo o conhecemos como 1º SARGENTO e, depois, SUBTENENTE no CFA.
Ao retornar para casa vou me encontrar com diversos alunos oficiais na porta do CFA: os terceiroanistas HUGO CLIVATTI E CLAUDIONOR MAIORINO e muitos cadetes do 2º CP que estão de serviço na guarda do quartel.
A Escola de Oficiais está um tanto diferente daquela que conheci. A formação de oficiais agora está se fazendo em dois anos, sendo que a 25 do corrente o atual 1º CFO passará a ser 2º CFO. É uma turma de 143 alunos que entraram neste 1964 e, a maioria, filhos ou parentes de coronéis. Veremos como sairão aspirantes a oficial, já em 1965. Para 1965 já se espera entrar mais 120 civis no 1º Ano do CFO, para saírem Aspirantes em fins de 1966.
Após almoçar, saio e vou conversar com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e SOLDADO JOÃO MARIA MOREIRA. O CARCAN está com sua transferência para o BATALHÃO DE GUARDAS já engatilhada. Ontem o Comandante NÓBREGA me disse que a matéria já está para boletim.
Visito o 2º TENENTE NILSON GIRALDI que, desde 31 de julho passou adido ao CFA, a fim de ser instrutor da Escola de Cabos. Trabalha sob o comando do CAPITÃO NELSON MARINHO DE MOURA, tendo como colegas os TENENTES SIQUEIRA, PAULO, JOSÉ LÚCIO SALLES, QUEIROGA e outros. Amanhã entrará como Fiscal de Dia.
Termino o sábado com programas de televisão: BOLSO DO REPÓRTER – REPÓRTER ESSO – A MARCA DO ZORRO e BONANZA.  -
  51 a. aviões turcos atacam o CHIPRE em 8 de agosto de 1964.
  51 a. nasce a CIDA, esposa do VALDIR, em 8 de agosto de 1964.                       
  50 a. dos apontamentos registrados no dia 8 de agosto de 1965 (domingo).  ANO 16º - MÊS 1º - DIA 30º - 7 anos e 65 dias na FORÇA PÚBLICA - 442 dias como 2º TENENTE - 589 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Domingo sorridente, alegre, com um bonito sol. Enquanto minha esposa faz a feira, ouço as vinte e cinco músicas mais bem colocadas, do programa SUCESSOS EM REVISTA, da RÁDIO BANDEIRANTES:
25º lugar, WALK WAY; 24º, A CASA DE IRENE; 23º, ZORBA, O GREGO; 33º, OFERENDA; 19º, CRISTINA; 18º, PRECISO APRENDER A SER SÓ; 17º, CARCARÁ; 16º, MA VIE (DE ALAIN BARRIÈRE); 15º, TEMA DO FILME "MOSCOU CONTRA OO7"; 14º, BLUE´S LADY; 13º, FALHASTE CORAÇÃO; 12º, ARRASTÃO; 11º, EMOÇÃO; 10º, SENTIMENTAL DEMAIS; 9º, ROCK AND ROLL MUSIC; 8º, MENINA LINDA; 7º. SOMES TIMES ON THE FRIDAY; 6º, PAU DE ARARA; 5º, PROFESSOR APAIXONADO; 4º, ARRIVERDECI AMORE MIO; 3º, SI PIANGI...SI RIDI...; 2º, YO QUE NON VIVO SENZA TE; 1º, pela quinta  semana consecutiva nesta colocação - NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE.
Termino neste domingo de ler o romance de MICHEL ZEVACO - O PÁTIO DOS MILAGRES.
À tarde, ouço o desenrolar da partida de futebol PALMEIRAS 1 x SÃO PAULO 0, pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial. Hoje o CORINTHIANS perde sua condição de líder ao ser derrotado em RIBEIRÃO PRETO, pelo COMERCIAL, por 2 a 1. O novo líder é o SANTOS.
Depois da janta saio com minha esposa. Vamos passear na ÁGUA FRIA, aproveitando a boa noite que se desenrola. Vamos pela Avenida ELZA e lembramos, gravemente, os tempos que moramos na casa do TENENTE EUCLIDES, de onde mudamos há questão de um ano. Diz minha esposa que muito sofreu durante o longo prazo que ali moramos - de janeiro de 1959 a agosto de 1964. Felizmente, isso são águas passadas e sentimo-nos muito felizes onde moramos atualmente. 
  41 a. do CREMATÓRIO DE VILA ALPINA, inaugurado em 8 de agosto de 1974.
  41 a. da renúncia do presidente dos EUA, RICHARD NIXON. Ele não suportou a repercussão do caso WATERGATE e renunciou ao cargo no dia 8 de agosto de 1974. O escândalo teve início em 1972, após denúncia do jornal WASHINGTON POST. De acordo com o impresso, assistentes republicanos de NIXON teriam sabotado e espionado os rivais democratas durante a campanha presidencial. NIXON é substituído pelo vice-presidente GERALD FORD. 
  36 a. das anotações de 8 de agosto de 1979: nesta quarta-feira o expediente no choque será das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, sendo que a liberação será feita mediante ordem do Comandante Geral.
Recebemos a Nota de Serviço nº 3EM/PM-017-32 sobre a visita do 1º Ministro espanhol ADOLFO SUAREZ GONZALEZ. Nela está prevista a colocação de viaturas da ROTA no Palácio Bandeirantes, no HILTON HOTEL e no Colégio “MIGUEL DE CERVANTES”.
O início do expediente é realizado no gabinete do Comandante, CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO. Lembranças do tempo da Escola de Oficiais, principalmente nas aulas de equitação e maneabilidade. Estão conosco: TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS, CAPITÃO PM GABRIEL, TENENTES PM FILIPE, ZANELATO e ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES.
Preparativos para a ação de choque nas imediações da PRAÇA DA SÉ. Por volta das 16:45 horas vão para a Base de Comando no Corpo de Bombeiros: CORONEL PM RIGONATTO, TENENTE-CORONEL PM BELICKAS, TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES e TENENTE ZANELATO. Somente por volta das 20:40 horas é que as tropas de choque são liberadas. Aguardo a chegada do CORONEL PM RIGONATTO. Isso ocorre por volta das 21 horas.
Em casa, saio depois da janta. LUCINDA está acompanhada da GISLEIDE e MARLENE. Levo-as até a casa da Avenida QUATRO BARRAS. Vamos buscar os documentos roubados do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR. Esses documentos foram encontrados por um menino que reside na QUATRO BARRAS, na própria rua).   
  34 a. nasce o jogador de tênis ROGER FEDERER no dia 8 de agosto de 1981.
  32 a. do GOLPE NA GUATEMALA, em 8 de agosto de 1983. O ministro da Defesa, OSCAR MEJIA VICTORES, toma o poder, em substituição ao presidente, GENERAL EFRAIN RIOS MONTT.
  31 a. dos seguintes apontamentos, em minhas memórias, no dia 8 de agosto de 1984, uma quarta-feira: “TENENTE-CORONEL PM WILSON CORREIA LEITE chegará um pouco tarde nesta manhã. Procedo a revista dos oficiais. CORONEL GUNTHER conversa comigo sobre os tempos em que serviu em ARAÇATUBA (CPAI/5). Surgem algumas novidades sobre modificações na Polícia Militar. O CORONEL LINCOLN está para passar para a Reserva. O CORONEL LÍCIO DE ARRUDA iria para a DIRETORIA DE FINANÇAS, deixando a Sub-Chefia EM-PM para o CORONEL BLUM. O TENENTE-CORONEL CORREIA LEITE poderia ser promovido e assumiria ou o CPAM/1 ou o CPAM/3. O TENENTE-CORONEL SEBASTIÃO GOMES seria promovido e iria comandar ARAÇATUBA, enquanto o TENENTE-CORONEL AMADOR MANCINI seria promovido e continuaria no CCB como Chefe EM. Recebo o nº 29 dos GRANDES SUCESSOS, Série OURO – A FÚRIA, de JOHN FARRIS. O número 16 da série MISTÉRIO E SUSPENSE – MENTE ASSASSINA, de P. D. JAMES. RETRATO DO BRASIL Nº 3: A dívida externa, ontem e hoje. Vou dar aula na PLASTIC à tarde. Melhoro bem da gripe, tomando o remédio DESCON. No CPChq, às 17:30 horas: sargento CELSO, soldado SALATIEL, sargento GÉRSON, com os quais converso. Chego em GUARULHOS às 18 horas. Subiu para 150 mil os desabrigados em SANTA CATARINA; ITAJAÍ, BRUSQUE e BLUMENAU cidades duramente atingidas pelas águas. O novo preço do dólar: CR$1.961,00. Presidente FIGUEIREDO está melhor. Poderá viajar dentro de quinze dias. Faltam dois dias para a convenção do PDS; PAULO MALUF e MÁRIO ANDREAZZA afirmam que já ganharam. TANCREDO NEVES teve um dia movimentado em BELO HORIZONTE. OLIMPÍADAS 84: o BRASIL fatura duas vezes a ITÁLIA e vai para as finais: No vôlei, foi sensacional –depois de perder o primeiro set, reagimos e arrasamos os italianos por 3 a 1 sets. No futebol, vitória de 2 a 1. Ganhamos mais duas medalhas: prata no iatismo e bronze no judô. Amanhã, dia 9 de agosto, teremos JOAQUIM CRUZ nos 1.500 metros.”
  28 a. celebração do primeiro centenário da LIGA DE FUTEBOL INGLESA, a mais antiga do mundo, com uma partida de exibição em WEMBLEY entre INGLATERRA e um combinado estrangeiro, em 8 de agosto de 1987. Outras anotações nesta data: embora fazendo sol, a manhã deste sábado é muito fria por causa do vento. Estou resfriado, aliás como quase sempre acontece nos meses de agosto. Há dez anos atrás, quando ainda cursava o CAO 77, foi a pior de todas as gripes que já peguei.
Vamos completando um ano da ocorrência na Rua MACEIÓ envolvendo o CARMELO e o MAURO. Em minha biblioteca tento colocar a papelada em ordem. Para a semana que vem (a 13ª do CSP) não estão marcadas provas. O frio é intenso neste sábado. Somente vou sair por volta das 17:15 horas para abastecer o carro e levar LUCINDA e PAULO CESAR ao Supermercado NISHI.
Vejo a minha colocação no CSP com as notas que temos conhecimento. Estou em quinto lugar. O 1º é o HERMES CRUZ. O segundo vem o boliviano GONZALEZ. O terceiro é o VALDEMAR GONÇALVES. O quarto é o outro boliviano, o PRUDÊNCIO. Em sexto está o MILTON. O JOÃO NIKOLUK vem em sétimo.
Nosso companheiro de CSP, TENENTE-CORONEL PM LUÍS FÁBIO GUIMARÃES DA FONSECA está completando 46 anos de idade.
Faleceu ontem o Ex-Secretário de Comunicação do Governador PAULO MALUF – JOSÉ OLAVO DINIZ – em NOVA YORK, aos 48 anos de idade. Foi vítima de uma hemorragia de hérnia do diafragma.
Faleceu também ontem o ex-presidente do LÍBANO – CAMILLE CHAMOUN – aos 87 anos, vítima de um ataque cardíaco.
O CORONEL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, tido como torturador da época da ditadura, inclusive acusado taxativamente pela deputada BETH MENDES, preterido nas promoções ao generalato pelo Alto Comando do Exército, passou ontem para a reserva, encerrando sua carreira.
Em INDIANÁPOLIS, norte dos ESTADOS UNIDOS, temos a solenidade de Abertura dos 10º JOGOS PANAMERICANOS. As disputas começarão amanhã, inclusive judô, natação e atletismo, nas quais o BRASIL tem as melhores chances de obter medalhas.
O PALMEIRAS derrota a PONTE PRETA por 1 a 0 e está mais perto do quadrancular decisivo do Campeonato Paulista de 1987.
Amanhã, no Grande Prêmio da HUNGRIA de Fórmula 1 o Pole Position será NIGEL MANSELL.  
  27 a. nasce BEATRICE ELIZABETH MARY, filha de SARAH FERGUSON e do PRÍNCIPE ANDREW, em 8 de agosto de 1988.
  27 a. IRÃ e IRAQUE assinam no dia 8 de agosto de 1988 um cessar-fogo para o dia 20 de agosto daquele ano.
  27 a. morre ROBERT RICCI, empresário francês da moda, em 8 de agosto de 1988.
  26 a. da reforma do SUBTENENTE DRÁUZIO LOPES DE FIGUEIREDO, em 8 de agosto de 1989.
  26 a. do assassinato de FERNANDA ESTRUZANI, de 22 anos, pelo seu marido MARCOS PANISSA, que lhe deu 72 facadas, num apartamento no centro  de  LONDRINA, em 8 de agosto de 1989.
  26 a. Organização Para a Libertação da PALESTINA (OLP) cria sua moeda nacional, a libra palestina, em 8 de agosto de 1989.
  25 a. promoção a CORONEL PM: SÉRGIO ANTUNES COCENAS, OSCAR FRANCISCO DE SALES JÚNIOR e ODETE MADUREIRA, em 8 de agosto de 1990.
  25 a. IRAQUE anexa formalmente o KUWAIT, em 8 de agosto de 1990. A GRÃ-BRETANHA ordena a colocação de suas tropas aéreas e navais no GOLFO PÉRSICO a pedido do REI FAHAD da ARÁBIA SAUDITA.
  24 a. do assassinato do ex-ministro iraniano CHAPUR BAKHTIAR, e seu chefe de gabinete FARUSK KATIBEH, em 8 de agosto de 1991.
  24 a. navio com mais de dez mil albaneses atravessa o bloqueio naval italiano e chega ao porto de BARI, em 8 de agosto de 1991.
  23 a. da PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO – em GUARULHOS, inaugurada em 8 de agosto de 1992. Nesta data o JORNAL DA TARDE destacava que, no último dia da OLIMPÍADA DE BARCELONA, na ESPANHA, a seleção brasileira de vôlei disputaria a medalha de ouro em um jogo contra a HOLANDA e o hipismo também tinha chances de medalha. Além disso, a edição mostrava que o comércio havia vendido 15% a menos do que o esperado para o DIA DOS PAIS e os detalhes da CPI de PC FARIAS.  
  22 a. assassinato de CÍNTIA TREVISOL REHDER pelo ex-juiz ALCIDES DE BARROS FARO, em 8 de agosto de 1993.
  21 a. falece o bailarino LENNIE DALE, em 8 de agosto de 1994.
  19 a. da entrevista com o TENENTE “GRINGO” sobre o desenvolvimento da OPERAÇÃO “PONTAL”, que visa o fechamento de fronteiras, em 8 de agosto de 1996.
  19 a. falece o veterano de 32 RUY TEIXEIRA, em 8 de agosto de 1996.  Nasceu em 4 de março de 1911.
  18 a. transf. reserva: Cel. PM JOSÉ SÍLVIO TURINI, em 8 de agosto de 1997. Outras anotações nesta data: não me recordo de um dia tão frio como hoje, neste inverno. Além disso temos chuvisqueiros e ventania. Na AORPM converso com o CORONEL PM EDILBERTO, TENENTE-CORONEL PM EDIE LORENZO VAL, MAJOR PM JERÔNYMO e TENENTES PM MARINS e FONSECA. A problemática NOVA POLÍCIA é um dos nossos assuntos. O CORONEL PM EDILBERTO conta que dona REGINA CELENTANO já espalhou a notícia de que foi demitida do cargo de conselheira do MMDC e aponta o senhor GERALDO FARIA MARCONDES como culpado.
No MMDC o CORONEL CANAVÓ proíbe dona REGINA de se dirigir à sua sala. Ele continua com a sua mania de combater FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e trabalha num novo artigo. Suas idéias são lançadas no jornal tendencioso TRIBUNA DA IMPRENSA.
O retorno para GUARULHOS é feito num ônibus COCAIA. Enfrento o mau tempo. GUSTAVO KUERTEN disse adeus hoje ao TORNEIO DE CINCINATI. Foi derrotado por MICHAEL CHANG nas quartas de final. PETE SAMPRAS eliminou o russo YEVGENY KAFELNICOV. ALBERT COSTA derrotou o espanhol SERGI BRUGUERA. O austríaco THOMAS MUSTER venceu o holandês JAN SIEMERINK. A norte-americana MÔNICA SELES está na semifinal do TORNEIO DE LOS ANGELES. Eliminou a bielorrussa NATASHA ZUEREVA. A espanhola ARANTXA SANCHEZ ganhou da japonesa AI SUGIYAMA. A alemã ANKE HUBER despachou a norte-americana VÊNUS WILLIAMS. A francesa NATHALIE TAUZIAT derrotou a norte-americana KIMBERLY PO.
É muito grave o estado de saúde de HÉRBERT DE SOUZA, o BETINHO, de 61 anos. O sociólogo está em casa, apresenta uma série de complicações causadas por uma hepatite tipo C, contraída em uma transfusão de sangue.
O paraquedista RICARDO PETTENÁ, de 39 anos, caiu de uma altura de 15 metros, durante um salto, quando uma linha de pipa com cerol cortou parte do velame do paraquedas. RICARDO está internado na UTI do Hospital UNIMED. O caso se deu na cidade de SOROCABA.
Pelo menos 50 pessoas foram presas, 20 ficaram feridas e vários carros foram depredados em mais um confronto entre PMs e moradores da CIDADE ESTRUTURAL, a maior favela do DISTRITO FEDERAL. Este foi o terceiro e mais grave confronto em menos de dois meses. Os moradores reagiram à destruição dos barracos pelos PMs com tiros e coquetéis MOLOTOV.
O Sul do LÍBANO, a CISJORDÂNIA e GAZA, permanentemente tensas, voltam a ameaçar com novos incêndios o ORIENTE MEDIO. Rompendo uma trégua em vigor desde 1996, guerrilheiros libaneses fizeram os habitantes do norte de ISRAEL reviver o pesadelo dos bombardeios com foguetes KATYUSHA. Em represália, a aviação de ISRAEL atacou o Sul do LÍBANO. Enquanto isso, o premiê BENJAMIN NETANYAHU e o líder palestino YASSER ARAFAT continuavam a trocar acusações pelo rompimento das negociações de paz, conseqüência do atentado dos terroristas suicidas palestinos em JERUSALÉM, na semana passada. Amanhã, chega à região o emissário presidencial americano DENNIS ROSS, que tentará restabelecer um mínimo de confiança entre as partes.
O diretor vice-presidente da FOLHA METROPOLITANA, o sociólogo e advogado ANTONIO MARTINHO RISSO, a convite do comandante do 5º Grupamento de Incêndio, TENENTE-CORONEL PM CARLOS ALBERTO CONSTANTINO, proferiu palestra para oficiais e suboficiais da corporação, dentro do programa mensal de interação com a comunidade promovido pelo comando. MARTINHO falou sobre a realidade social neste final de milênio, os progressos científicos e sociais da atualidade e a ação dos bombeiros diante de uma sociedade em mudança contínua. As nuanças diferenciais das consciências coletiva e individual foram abordadas.    
  17 a. falece o Major PM Ref. JOSÉ SEMIS, em 8 de agosto de 1998.
  17 a. transf. reserva: Cel. PM Dent. GUILHERME SARACENI JÚNIOR, em 8 de agosto de 1998.
  17 a. da despedida do carro SANTANA 85 levado por dona NELI, em 8 de agosto de 1998.
  17 a. forças do teleban entram em MAZAR-E-SHARIF, a última das principais cidades afegãs que não estavam sob seu controle, em 8 de agosto de 1998. Outras notícias neste sábado: antes das 8 horas, chega em casa uma irmã de dona NELI e a filha desta. Vêm buscar o SANTANA. Entregam o cheque de R$4500 da VOLKSWAGEN LEASING. Comprado em dezembro de 1991, na mesma época em que passei para a reserva, ficou esse carro comigo durante seis anos e oito meses. É como se perdesse alguma coisa valiosa. Não sei ainda qual veículo comprar e nem sei quando. Primeiramente vou esperar algum tempo já que a LUCINDA quer usar o dinheiro para reformar a casa.
FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA, o MANÍACO DO PARQUE, confessou ontem à noite os seus crimes. As emissoras de TV não se cansam de apresentar reportagens sobre esses momentoso assunto, envolvendo parentes das vítimas, psicólogos, médicos policiais.
Na minha biblioteca, tentando afastar a idéia de separação do SANTANA, releio minhas memórias em duas épocas distintas: 10 a 16 de agosto de 1982 a 1985 e 10 a 16 de agosto de 1995 a 1997. Assisto: ATLÉTICO MINEIRO 1 x CORINTHIANS 5, em pleno MINEIRÃO, pelo campeonato brasileiro. MARCELINHO CARIOCA marca três gols e é o artilheiro isolado com sete gols. EDÍLSON e MIRANDINHA fazem os outros gols do CORINTHIANS, líder do campeonato com 12 pontos ganhos.
O número de mortos nos dois atentados de ontem contra embaixadas dos ESTADOS UNIDOS na ÁFRICA subiu para 140 (QUÊNIA E TANZÂNIA). Outras fontes dizem que esse número é de 158, com os feridos chegando a 4.287. Continuo lendo EMMELINE, de JUDITH ROSSNER. 
  16 a. o líder da Autoridade Nacional Palestina, YASSER ARAFAT, aprova o plano de paz do primeiro-ministro israelense, EHUD BARAK, para recomeçar a aplicação do acordo de WYE PLANTATION, em 8 de agosto de 1999.
  16 a. Corte Suprema do CHILE ratifica a perda da imunidade parlamentar de AUGUSTO PINOCHET, em 8 de agosto de 1999. Outras notícias neste domingo: falta luz no bairro onde moramos. Com isso, pouca coisa dá para fazer nesta manhã. Telefono para o Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA. Dona JÚLIA diz que o senhor MARCONDES deixou a UTI e regressou ao quarto. Passado o efeito da anestesia, o senhor MARCONDES sente dores e está irrequieto .
Às 10 horas, subo a Rua LUIZ SARRACENI, passo pela banca do senhor FRANCISCO, onde compro as revistas ISTO É e ÉPOCA e o jornal AGORA. Pego um ônibus que me leva até a estação TUCURUVI, do Metrô. Começo a viagem de metrô até ARTUR ALVIM. Ali, embarco no trem da CPTM.
Encontro o ADALVO, meu genro, pintando a casa da frente, onde funciona o MULTICURSOS NOBEL, de amarelo. O CABO PM RENATO VENTURA está visitando minha mãe. Ele quer me mostrar a sua casa, na Rua FARIA LIMA, que está em reforma. Meu primo CIDO almoça com minha mãe e comigo. Conversa sobre os desajustes de seus filhos NECO e ROSELI. Permaneço em POÁ até às 16:30 horas. Numa tarde de calor, regresso a GUARULHOS. Da ARMÊNIA, num lotação, faço a última etapa da viagem, escutando o transcorrer de PALMEIRAS 2 x ATLÉTICO PARANAENSE 2, pelo Campeonato Brasileiro. Outros resultados: CRUZEIRO 3 xINTER, de PORTO ALEGRE 1; FLAMENGO 0 x PARANÁ 1; SPORT RECIFE 1 x ATLÉTICO MINEIRO 1; GAMA 0 x GUARANI 1.
O BRASIL passa a ARGENTINA no quadro de Medalhas do PANAMERICANO DE WINNIPEG, terminando os jogos na quarta colocação. São 101 medalhas neste PANAMERICANO.   
  15 a. falece o procurador do Estado, aposentado, DJALMA RAPOSO  JORDÃO DE MAGALHÃES, veterano do Movimento Constitucionalista de 32, aos 91 anos, em 8 de agosto de 2000.
  15 a. em que a CORTE SUPREMA DO CHILE anunciou, oficialmente, que o  GENERAL AUGUSTO PINOCHET perdeu a imunidade parlamentar, em 8 de agosto de 2000. Ele governou o país, de 1973 a 1990. Tinha imunidade parlamentar por ser senador vitalício. O GENERAL PINOCHET estava com  85  anos.
  15 a. do enterro, em VILLARS-COLMARS, na FRANÇA, no dia 8 de agosto de 2000, do piloto CHRISTIAN MARTY, de 54 anos, morto na queda do  CONCORDE, da AIR FRANCE, em  25 julho 2000.
  15 a. da prisão do Sgt. NELSON GUEDES PAIVA JÚNIOR, do 4o. BPTran, há 16 anos na Corporação, no dia 8 de agosto de 2000. Após sua confissão na participação no “arrastão” praticado por uma quadrilha no edifício VILA AMÉRICA, nos JARDINS. Ele fazia a segurança pessoal de um morador do edifício e facilitou a entrada de uma caminhonete com três ladrões. Estes, renderam os porteiros e permitiram a entrada de outros doze integrantes da quadrilha. Roubaram jóias, dólares, eletroeletrônicos e três carros, no dia 29 de julho. O Sargento NELSON receberia uma casa pela sua participação no assalto.       
  15 a. do nascimento de DYLAN MICHAEL DOUGLAS, em 8 de agosto de 2000. É o primeiro filho da atriz galesa CATHERINE ZETA JONES, 31 anos, com o ator  americano  MICHAEL DOUGLAS, 56 anos. 
  15 a. uma bomba explode em uma passagem subterrânea central de MOSCOU e deixa 19 mortos e uma centena de feridos, em 8 de agosto de 2000.

ACONTECEU EM 8 DE AGOSTO DE 2001 : -    QUARTA-FEIRA
7415 93//42/  /2x513/  82  6181/31323181/  114 21215/
152 152 15  115113 - 131 3 131 -
Sou acordado por um telefonema do senhor MARCONDES, nesta manhã. Quer ele um encontro com o Comandante do 1º BPFM para discutir problemas florestais com relação à gleba de terra que ele doou para os padres italianos em PARADA DE TAIPAS. Fala também sobre a doação de um lote de terra, localizado em SÃO LOURENÇO DA SERRA, para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Quer que esse lote seja sorteado numa AÇÃO ENTRE AMIGOS, a fim de levantar dinheiro para o MMDC.
Já em SÃO PAULO, converso com os integrantes do MMDS sobre problemas financeiros. O tesoureiro da organização anda meio perdido.
O CORONEL PM RENALDO passa hoje no MMDC. Assina um contrato com o BANESPA, no chamado programa HOME BANKING, possibilitando o débito automático para os sócios oriundos da Polícia Militar. Isso é uma coisa que vem se arrastando há vários meses. Também está conosco, nesta data, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES.
Recebemos uma carta do TENENTE PM Ref ÁLVARO DOS SANTOS. Ele comunica o falecimento de seu filho, SARGENTO PM ÁLVARO DOS SANTOS, numa ocorrência policial em 5 de outubro de 2000. Esse sargento pertencia ao 2º BPChq. O tenente músico ÁLVARO DOS SANTOS está residindo em ASSIS.
Estação da SÉ do Metrô – painéis contando a vida do poeta PATATIVA DO ASSARÉ.
LUCINDA conta que a mãe do JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA realmente está com câncer no pâncreas e desenganada pelos médicos. Um dilema para o filho. Fica o não em PERNAMBUCO aguardando o desenlace.
Com um gol através de um pênalti inexistente o CORINTHIANS vence o BOTAFOGO/SP por 3 a 2, no PACAEMBU, e chega à liderança do Campeonato Brasileiro. O SÃO PAULO foi derrotado por 2 a 1 pelo VITÓRIA, em SALVADOR. Outros resultados: PALMEIRAS 0 x JUVENTUDE 0; SÃO CAETANO 0 x ATLÉTICO PARANAENSE 0; GAMA 1 x SANTOS 1; CORITIBA 1 x VASCO 0; CRUZEIRO 0 x PONTE PRETA 0.
 
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS DAS NEVES, do CPChq. Entrou na POLÍCIA MILITAR em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES:- 2o. TENENTE - 24 de maio de 1976 ; Io. TENENTE- 15 de dezembro de 1980; CAPITÃO - 15 de dezembro de 1987; MAJOR - 15 de dezembro de 1995; TENENTE-CORONEL - 24 de maio de 2001.

O corpo de JORGE AMADO é cremado; ABL discute vaga. O corpo do  escritor foi cremado no Cemitério JARDIM DA SAUDADE, em SALVADOR. As cinzas serão colocadas ao pé de uma mangueira que ele plantou em sua casa, no bairro do RIO VERMELHO. O governo  da BAHIA lançará no dia 10, data de nascimento de JORGE AMADO, o PRÊMIO LITERÁRIO JORGE AMADO.
A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS reunir-se-á amanhã e poderão surgir nomes de possíveis candidatos a vaga do escritor.

O ator francês JEAN PAUL BELMONDO, que passava suas férias em CÓRSEGA, foi internado em um hospital na ilha mediterrânea, pela manhã, com inicio de derrame cerebral. À tarde, foi levado para o hospital SAINT JOSEPH, em PARIS. BELMONDO está com paralisia do lado direito do rosto. Com 68 anos, ele é um dos atores franceses mais conhecidos no mundo. Em 1999, BELMONDO foi internado por um problema similar.

MAUREEN REAGAN, filha do ex-presidente dos EUA, RONALD REAGAN com sua primeira mulher, a atriz JANE WYMAN, morreu vítima de câncer, em SACRAMENTO, na CALIFÓRNIA, aos 60 anos. Nos últimos anos, ela participou ativamente de campanhas de arrecadação de fundos para pesquisas contra o MAL DE ALZHEIMER, doença que seu pai enfrenta, já em estágio avançado. Era a filha mais velha de REAGAN e, como defensora dos direitos das mulheres, muitas vezes se opôs a ele, como da defesa da liberação do aborto. MAUREEN foi escritora, analista e ativista política e comandou  “talk shows“.

Um atacante suicida detonou uma bomba no momento em que um soldado israelense se aproximava de seu carro para inspecioná-lo, num controle de estradas perto de uma colônia judaica em BIKAI, na CISJORDÂNIA. O suicida morreu e o militar ficou ferido.

O PROMOTOR DE JUSTIÇA ÍGOR FERREIRA DA SILVA - foragido há 113 dias após ter sido condenado a 16 anos e 4 meses de prisão pelo assassinato da mulher - foi condenado hoje pelo ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO a mais dois anos de cadeia, em regime fechado, por porte ilegal de arma. O TJ expedirá amanhã o segundo mandado de prisão contra ÍGOR. O irmão do promotor, o advogado EGER FERREIRA DA SILVA, também foi condenado a mesma pena pelo crime. A punição, no entanto, foi convertida em prestação de serviço à comunidade. O mesmo não ocorreu com o promotor. Pesou contra ele a condenação pelo assassinato de PATRÍCIA AGGIO LONGO - que estava grávida de sete meses - e, sobretudo, o fato de ter fugido.

O SARGENTO EDUARDO MOSCONI, os PMs ALEXANDRE PEREIRA GARCIA e ALLAN KARDEC MARTINS MARIANO e o cabo PM MARCELO FERREIRA DA SILVA foram até a Rua FRANCISCO ALBINI, em ITAQUERA, com o ÔMEGA particular de MARIANO, onde teria acontecido um tiroteio. Identificaram-se como policiais militares e abordaram três menores de idade. Do outro lado da rua, o também PM MOISÉS SOUZA MOREIRA, pai de dois dos garotos, começou a atirar contra os quatro PMs que fizeram a abordagem. Os PMs revidaram e teriam matado MOISÉS.

ALEGADA a insanidade mental da americana ANDRÉA PIA YATES, que afogou cinco filhos no TEXAS, depois de uma provável depressão pós parto. Os advogados de defesa argumentaram que ela possui um histórico de problemas psíquicos e não pode ser julgada pelos crimes.

SUSPENSA a excomunhão do arcebispo católico zambiano EMMANUEL MILINGO, que há três meses se casou com a coreana MARIA SUNG, em cerimônia de uma seita religiosa. Ele foi recebido pelo PAPA e viajou para FLORENÇA , onde fará reflexão silenciosa sobre a situação.

CONDENADO por plágio pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça o cantor ROBERTO CARLOS. Ele terá de pagar uma indenização de 4 milhões de reais ao compositor SEBASTIÃO BRAGA pela música LOUCURAS DE AMOR.

2 002 :  -    QUINTA-FEIRA
O MMDS fez um convênio com o CLUBE ALPES DA CANTAREIRA. Nomeamos três oficiais para manter os necessários entendimentos com os dirigentes dessa Empresa. Dou minha opinião sobre esse assunto. Trabalho na SALA DE INTELIGÊNCIA.
Na tarde, uma tumultuada reunião da Diretoria Executiva, não se respeitando o estabelecido na pauta, ou seja: Questão da reforma do Monumento–Mausoléu e o problema do Projeto de Lei nº 461, em andamento na Assembléia, onde um deputado estadual – JOSÉ CALDINI CRESPO -  procura mudar a sigla MMDC para MMDCA. Procura esse deputado, sem conhecimento do que realmente aconteceu na noite de 23 para 24 de maio de 1932, onde onze pessoas se feriram no confronto com a Legião Revolucionária de MIGUEL COSTA, alterar uma Lei de 10 de agosto de 1932, do governo PEDRO DE TOLEDO, que criou o MMDC. Comete um crime histórico, querendo alterar esse episódio grandioso daquela Epopéia. Outros diversos assuntos são discutidos extemporaneamente: Mudança do Estatuto, Questão de Medalhas, número de conselheiros, critérios para a escolha dos conselheiros, problemas financeiros, etc, etc. Isso dá margem para discussões estéreis, que não levam a nada, além de desgaste individual, em detrimento do todo.
No calor das opiniões, surgem até discussões, embora fiquem apenas no campo das idéias, mesmo porque, no momento, dada a fragilidade da Sociedade, falta de recursos materiais e humanos, pouca coisa dá para fazer. No caso do restauro do Monumento, o Sr. MARCONDES demonstra que há forças inimigas sabotando o desenvolvimento dos trabalhos das firmas que assinaram o contrato em 24 de julho. Surge até um documento do ROMEU CICCONE sugerindo o acompanhamento do cronograma das obras pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização e da Associação Paulista de Conservação e Restauro. Isso garantiria os resultados dos trabalhos das firmas empregadas. Diz ainda ROMEU CICCONE, numa clara intromissão em assuntos da Diretoria Executiva, que o CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA deve ser informado do cronograma das obras, pois responde pelo acervo do Museu “MARIA SOLDADO” e deve, em tempo e condições hábeis, promover a liberação do espaço hoje ocupado para as reformas necessárias. O presidente não gostou nada da ingerência do ROMEU nos trabalhos das firmas contratadas. Não aceitou o teor do documento trazido à reunião pelo CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.
No caso da sigla MMDC, o Sr. MARCONDES adiantou que a marca MMDC está sendo registrada e não caberá modificação perante terceiros. O Cel. PAULO apresentou um documento historiando a criação do MMDC e ficou acertado que uma COMISSÃO irá participar de uma audiência na ASSEMBLÉIA na próxima terça–feira (dia 13), constituída do Cel. PAULO, advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO e advogada MARIA HELENA MARCONDES. Além das pessoas já citadas, participaram da tumultuada reunião: Cel. RENALDO, MARIA EUGÊNIA MARCONDES, ALEXANDRA FRUNGULIS, Capitão Fem PM MARIA INÊS e, representando o Cmt. da APMBB, diretor nato do Monumento–Mausoléu, o CAPITÃO POSSEBON, nosso velho conhecido da área CENTRO e do CHOQUE.
O Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES nem se despede de nós. Sai profundamente amolado com os acontecimentos desta tarde. Também deixo a Sociedade contrariado pelo rumo que vem tomando os mais polêmicos assuntos, que poderão se transformar em casos bem mais sérios, face o número de detratores que temos pela frente, tais como MASSARANI, Cel. ARY  CANAVÓ, TITONELLE e outros que procuram tirar proveito próprio de um restauro que já está resolvido.
    
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA :  -
MAJOR PM GILBERTO VERDESANI DE OLIVEIRA, do 5º BPMM. Nasceu em 13 de dezembro de 1956. Entrou para a PMESP em primeiro de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979.  PROMOÇÕES : 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1990.

Primeiro e único reforço corintiano para o CAMPEONATO BRASILEIRO, o atacante GUILHERME, de 28 anos, apresentou-se pela manhã ao clube bastante empolgado, mas vai ter que esperar para jogar. O centro avante assinou contrato até dezembro de 2 002. GUILHERME ficará de fora do jogo de estréia da equipe no NACIONAL, no próximo domingo (dia 11), justamente contra o ex–clube do atleta, o ATLÉTICO DE MINAS GERAIS, porque não há tempo hábil para a regularização de sua documentação junto à CBF.

Policiais da DIVISÃO DE ROUBOS E FURTOS DE CARGAS e da COORDENADORIA DE INTELIGÊNCIA POLICIAL mataram hoje, durante troca de tiros, os traficantes MAURÍCIO DE LIMA MATHIAS, o “BOIZINHO” –um dos acusados de assassinar o jornalista TIM LOPES, em 2 de junho-, e RICARDO VITOR DOS SANTOS, o “CUCO”, chefe de bocas–de–fumo de morros na TIJUCA.

O acordo do BRASIL com o FMI causou impacto positivo, hoje, no mercado brasileiro e nas bolsas do mundo todo. A BOVESPA teve a maior alta do ano, 4,52%. Em NOVA YORK, o DOW JONES subiu 3,02%, valorizando ações de bancos que emprestaram dinheiro ao BRASIL. O NASDAQ teve alta de 2,78%. O DÓLAR fechou em R$ 2,91. LULA e SERRA aceitam o acordo e CIRO só tem críticas.

Na corrida para a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL, LULA mantém liderança, perdeu um ponto percentual na intenção de voto e foi para 33 %. CIRO GOMES subiu dois pontos e agora tem 27 % das intenções de voto. JOSÉ SERRA perdeu três pontos e foi para 11 %, mesma porcentagem de ANTHONY GAROTINHO, que não teve oscilação. Esse pesquisa foi feita entre os dias 7 e 8 de agosto.

Diante dos rumores cada vez mais fortes sobre um ataque americano ao IRAQUE ainda este ano, o presidente do País, SADDAM HUSSEIN, aproveitou hoje a celebração dos 14 anos do fim da guerra de oito anos com o IRÃ para mais uma vez afirmar que não teme as "ameaças e agressões” dos EUA. “A escuridão será derrotada. As forças do demônio carregarão seus caixões nas costas, morrerão em vergonhoso fracasso, levando de volta seus esquemas ou cavando suas covas”, diz SADDAM.

REJEITADA pela Justiça do TOCANTINS a abertura de processo penal contra a ex–governadora do MARANHÃO e candidata ao Senado, ROSEANA SARNEY, por participação em desvio de 44 milhões de reais da antiga SUDAM. Outros 25 acusados serão processados por formação de quadrilha, estelionato e peculato. Entre eles estão o ex–senador JADER BARBALHO e o marido de ROSEANA, JORGE MURAD.

ANUNCIADO que a atriz JACLYN SMITH, de 54 anos, protagonista da série AS PANTERAS, sucesso na década de 70, está com um câncer de mama. Há dez anos, outra pantera, a atriz KATE JACKSON, também foi vitimada pela doença. Em NOVA YORK.

2 003   :   -   15215215 115113 – 1313121 – 141/20.   SEXTA-FEIRA
A GRANDE SÃO PAULO e a CAPITAL amanheceram hoje cobertas por uma densa névoa úmida. O fenômeno é conseqüência do aumento da unidade do ar, provocado pela passagem de uma frente fria com baixas temperaturas – como as registradas no início da manhã.
Levanto tarde, por volta das 9 horas. Tenho um compromisso de almoçar com oficiais do MMDS, ainda ouvindo relatos do AMÉRICO, coadjuvado pelo RONALDO, que estiveram fazendo uma reciclagem na PMBA. VICTÓRIO está conosco na Associação dos Oficiais da Reserva, onde também cruzamos com o CAPITÃO CAMILLI, TENENTE NASCIMENTO e outros conhecidos nossos. Comentamos a morte do Coronel PM Ref ERNESTO D´AMICO, ontem, aos 89 anos de idade. Foi o primeiro colocado na turma de aspirantes a oficial, em 1938. Economista formado pela primeira turma da FACESP, em 1934, ligada à Fundação de Comércio ÁLVARES PENTEADO, curso pioneiro de Economia na América do Sul. Com a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, a escola tornou-se quartel general e sede do MMDC, com sua turma cerrando fileiras àquela Epopéia. Contador e advogado, ERNESTO D´AMICO exerceu esta última profissão gratuitamente em prol dos necessitados até 2002. Deixa a filha CÉLIA, advogada e professora de História no Colégio Maria Imaculada.  O tenente NILDO encontra-se à minha espera na Sociedade Veteranos de 32-MMDC para resolver um problema trazido a mim na última segunda-feira. Ainda na Sociedade, o CAPITÃO AMÉRICO traz um conhecido cedo para conversar comigo acerca de uma viagem que pretende fazer no final da semana.
O TENENTE PAULO CÉSAR colaborou com a Sociedade ao reproduzir o ACÓRDÃO do TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no célebre agravo de instrumento, provocado pelo IPH, quanto ao restauro do Monumento-Mausoléu. Vamos encaminhá-lo a todos os conselheiros, bem como ao Comandante Geral da PMESP. Converso com a CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS sobre a idéia de entregar um DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO às entidades civis que desfilaram no NOVE DE JULHO. Isso seria feito agora na solenidade de DOIS DE OUTUBRO, defronte o Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Também mando fazer um diploma para o TENENTE-CORONEL da AERONÁUTICA, HÉLIO FERREIRA DA SILVA, devendo lhe ser entregue na reunião da DIRETORIA EXECUTIVA, no próximo dia 20, por ter ele assumido o Comando do EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA. A respeito disso, telefono para o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, que cuidará do transporte do Tenente-Coronel HÉLIO, morador em TAUBATÉ.
Hoje não conto com as presenças do Sr. MARCONDES e do Cel MENDES. Nem recebo telefonemas deles. A semana acaba melancolicamente. Não estou bem de saúde. Regresso a GUARULHOS com sonolência, coisa um tanto quanto anormal.

JOGOS PAN-AMERICANOS DE SANTO DOMINGO: HUGO HOYAMA e THIAGO MONTEIRO conquistaram para o BRASIL a medalha de ouro em duplas no tênis de mesa. Eles derrotaram os brasileiros BRUNO ANJOS e GUSTAVO TSUBOI, que ficaram com a prata. Mais duas de prata: no atletismo, para MÁRIO JOSÉ nos 50 km de marcha; no remo, para a dupla GIBRA CUNHA e ALEXANDRE SOARES. E duas de bronze: ANDRÉ DOMINGOS, nos 200 metros rasos e JULIANA VELOSO, em saltos ornamentais, sua segunda medalha.
Depois de uma discussão familiar, um adolescente de 15 anos matou o pai, o PM MÁRIO SILVESTRE HENRIQUE, de 37 anos, hoje de madrugada, no JARDIM PLANALTO VERDE, em RIBEIRÃO PRETO. O garoto usou uma faca para golpear o pai pelas costas e, para ter certeza de que ele morreria, usou o revólver calibre 38, pertencente à Corporação, para disparar quatro tiros do peito de HENRIQUE. O menor acabou confessando o crime à polícia e foi encaminhado à Vara da Infância e da Juventude e, em seguida, a uma unidade da FEBEM. A discussão que resultou no crime aconteceu depois de o adolescente ter saído com o carro do pai, sem autorização, e se envolvido num acidente de trânsito. Na volta para casa, ao falar sobre o episódio com o pai, o PM teria se irritado e ameaçado o filho com um revólver calibre 32. Enquanto o pai foi para o quarto, o garoto entrou na cozinha, onde pegou a faca. Ele avançou sobre o pai e lhe deu seis facadas pelas costas. Assustada, a mãe tentou conter o filho e foi levemente ferida em um dos braços. 

O seqüestrador carioca CLÁUDIO ROBERTO MOREIRA PACHECO, o SUSSUQUINHA, de 38, ficará preso na Penitenciária do Estado, zona norte de SÃO PAULO. Ele, que fugiu do Batalhão de CHOQUE, do RIO, em maio, foi detido na zona sul na cidade quando negociava a libertação do hoteleiro FRANCISCO DE PINHO ESTEVES, de 73 anos, seqüestrado pela sua quadrilha. Ele prefere ficar em SÃO PAULO, porque estaria ameaçado de morte por facções cariocas. Hoje, o bandido foi ouvido pela delegada EVANORA GOMES, do RIO, que investiga a fuga do Batalhão de CHOQUE. SUSSUQUINHA ficou escondido em MINAS GERAIS antes de chegar a SÃO PAULO.

MARTA “QUEIMADA” NA 25 DE MARÇO. ERA UM PROTESTO. O boneco tinha cabelos longos, de tom avermelhado. Nas pernas, jeans desbotados. Só se sabia quem era pelo cartaz afixado no peito: MARTA, PREFEITA DA FOME. Não é a primeira vez que os camelôs da Rua 25 de MARÇO queimam “MARTAS” – pelas contas de um manifestante, duas já foram incineradas, na frente do PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS e na PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO.

Os irmãos ROBERTO IRINEU, JOÃO ROBERTO e JOSÉ ROBERTO MARINHO divulgaram hoje nota sobre as modificações que as ORGANIZAÇÕES GLOBO sofrerão com a morte do seu fundador, ROBERTO MARINHO: “Nós, filhos de ROBERTO MARINHO, ainda emocionados pela perda de nosso pai, comunicamos as medidas organizacionais necessárias para que sua obra prossiga na trajetória de sucesso que ele imprimiu, e imbuída dos valores que tanto lhe foram caros. Desde 1998, compúnhamos o Conselho de Gestão das Organizações GLOBO, por ele presidido. Agora, ROBERTO IRINEU MARINHO passa a ocupar o cargo de presidente das Organizações GLOBO, a ele subordinando-se diretamente nossos diversos negócios. JOÃO ROBERTO MARINHO continuará ocupando a vice-presidência de Relações Institucionais, presidindo o Conselho Editorial das Organizações GLOBO e as relações com os diferentes segmentos da sociedade. JOSÉ ROBERTO MARINHO, como vice-presidente de Responsabilidade Social, prosseguirá liderando projetos de ação comunitária e a FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Nosso compromisso , em conjunto com nossos companheiros de trabalho, é ampliar a obra de ROBERTO MARINHO, voltada para informar, entreter e educar a população brasileira. Assim o fazemos pela importância em si desse objetivo para toda nossa sociedade, mas também porque, dessa forma, manteremos viva a sua presença. RIO DE JANEIRO, 8 DE AGOSTO DE 2003.

O músico BERTLAND CANTAT, que espancou a atriz MARIE TRINTIGNANT e provocou os ferimentos que a levaram à morte, será processado por homicídio na LITUÂNIA e poderá pegar quinze anos de cadeia.
   
Dois militares do grupo islâmico HAMAS e um soldado israelense morreram hoje durante incursão do Exército de ISRAEL num campo de refugiados em NABLUS, CISJORDÂNIA. Outros dois palestinos morreram horas depois. Um militar israelense disse que o objetivo era prender líderes do HAMAS que planejavam ataques. A incursão põe em risco o cessar-fogo: o HAMAS disse que vai retaliar.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, fez um balanço positivo da tentativa de pacificar o IRAQUE e contestou as críticas de seu rival democrata AL GORE. Outro soldado americano morreu em combate no dia 7 de agosto – o 55 º desde o fim da guerra, há cem dias. Na busca a SADDAM HUSSEIN, as tropas prenderam QAIS RAJAB, cozinheiro do ex-ditador.

FALECEU a pesquisadora americana MARTHA CHASE, aos 75 anos. Premiada com o Prêmio NOBEL DE MEDICINA (1969) por um trabalho com vírus, ficou famosa ao provar que o DNA transmite as características genéticas. De pneumonia, em LORAIN, OHIO.

ASSISTO a segunda parte do filme O GLADIADOR, na GLOBO. Esta parte se concentra na figura do ex-tribuno que triunfa na arena e termina vingando-se do imperador que destruiu sua família. Preso, amarrado, o imperador convida-o para uma luta em pleno COLISEU. No entanto, covardemente, apunhala-o antes de mandar desamarrá-lo para a luta. MÁXIMUS, com um braço só, luta e vence o Imperador, matando-o.
631 15 71    -   /5/3.

2 004  :   -   DOMINGO
DIA DOS PAIS. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR presenteia-me logo pela manhã. Seu filho, o PAULO CÉSAR, foi para um clube de campo, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, com os familiares da KÁTYA, onde passará este domingo, comemorando o DIA DOS PAIS.
O domingo é de muito frio, uma das piores datas do ano. A temperatura caiu muito na madrugada. LUCINDA levanta por volta das 5 horas, a fim de trabalhar nos serviços caseiros. Permaneço durante um bom tempo no computador, organizando os dados da semana passada. Ao mesmo tempo, também vou juntando os documentos para a entrevista com o repórter MARCELO GODÓI, na terça-feira, dia 10.
MARLENE e LUCINDA capricham no almoço do DIA DOS PAIS, sendo que até o JOÃO, “marido” da MARLENE, participa do mesmo. Mais tarde, em casa, a MARLENE atende o ROLDÃO JORGE e sua esposa. Ele é candidato a vereador, em GUARULHOS, pelo PSDC.

Com um gol sofrido aos 43 minutos da segunda etapa, o CORINTHIANS ficou só no 2 a 2 com o BOTAFOGO, hoje, no PACAEMBU. O resultado foi um balde dágua fria na empolgação do TIMÃO, que criou várias chances, mas esbarrou na falta de pontaria e no goleiro JEFFERSON. O CORINTHIANS ocupa agora a 13 ª posição do BRASILEIRÃO.
O PALMEIRAS bateu o CRICIÚMA por 2 a 1, em SANTA CATARINA e foi o único time grande de SÃO PAULO que venceu nesta rodada. O VERDÃO saiu na frente com um gol de ÉLSON. A equipe catarinense empatou em um pênalti inexistente, mas MAGRÃO, aos 36 minutos da segunda etapa, garantiu a vitória. O PALMEIRAS está em 5 º lugar.
OUTROS RESULTADOS: FLAMENGO 1 x SÃO PAULO 0; INTERNACIONAL 1 x PONTE PRETA 2; VITÓRIA 3 x CRUZEIRO 2; GUARANI 0 x PAYSANDU 0; JUVENTUDE 0 x FIGUEIRENSE 0; ATLÉTICO PR 2 x VASCO 0.

Durante apresentação do CRIANÇA ESPERANÇA, LUCIANO HUCK revelou que ANGÉLICA está mesmo grávida. Em conversa com ANA MARIA BRAGA sobre o DIA DOS PAIS, ele disse que este era “o mais especial” de sua vida. Em entrevista ao “FANTÁSTICO”, a loira chorou ao falar do bebê.

Depois de ter sido derrotado pelo norte-americano DIEGO CORRALES, no sábado à noite, o brasileiro ACELINO POPÓ FREITAS deverá voltar aos ringues em dezembro ou janeiro. Também existe a possibilidade de uma revanche de POPÓ com CORRALES. Houve um pré-acerto entre seu promotor, GARY SHAW, e a equipe de POPÓ para que fosse obrigado conceder uma revanche caso ganhasse o título. “Não vou ter um dia de descanso nesta preparação”, disse POPÓ, em alusão à revanche, por meio de sua assessoria de imprensa. Horas depois da derrota para o norte-americano, POPÓ demonstrava bom humor, apesar de ter deixado o ringue sem dar entrevista e ter faltado à coletiva da imprensa. Depois, o baiano foi consolado por ELIANA, sua mulher. Ele argumentava que até grandes campeões como ÉDER JOFRE e SENNA haviam perdido.

Aos 67 anos, morreu às 10:05 horas de domingo, vítima de leucemia, LUIZ ROBERTO JÁBALI, empresário e ex-prefeito de RIBEIRÃO PRETO. Internado desde a última terça-feira, dia 3, JÁBALI foi vítima de parada respiratória. A leucemia foi diagnosticada em uma consulta realizada no dia anterior à internação. Desde então, ele fazia quimioterapia. O enterrado será amanhã, às 10 horas, no Cemitério Municipal de CRAVINHOS, cidade onde nasceu.  O velório teve início na noite de domingo no PALÁCIO RIO BRANCO, sede da Prefeitura de RIBEIRÃO PRETO. Ele foi velado primeiramente pela família, por uma hora, e, depois, o salão foi aberto ao público. JÁBALI governou RIBEIRÃO entre 1997 e 2000, após uma das eleições mais disputadas da cidade – ele venceu o petista SÉRGIO ROXO DA FONSECA por uma diferença de 1.572 votos no segundo turno.

Cerca de seis mil pessoas foram hoje à missa de apresentação da nova coroa de NOSSA SENHORA, no município de APARECIDA. A celebração, comandada pelo bispo da Diocese de CARAGUATATUBA, dom FERNANDO MASON, ocorreu às 18:45 horas na BASÍLICA NACIONAL. A nova coroa substituirá a peça atual – doada pela princesa ISABEL, em 1887 –, a  partir de 8 de setembro, quando será rezada uma missa especial. Até lá, ficará num cofre. A escolha da coroa ocorreu durante concurso que reuniu 167 trabalhos de todo o País. Depois de ser realizado um júri popular, que votou pela internet, foram selecionadas cinco finalistas. Em 10 de julho, um júri institucional, formado por 12 pessoas, anunciou a peça vencedora, feita pelas designers mineiras LENA GARRIDO e DÉBORA CAMISASCA. Hoje, elas carregaram a coroa até o altar, durante a missa, tremendo de emoção. A jóia escolhida tem mais de 600 pedras preciosas e custou 70 mil reais. Ela deve enfeitar a santa    até o final do mês.

O frio chegou com tudo ao SUL do BRASIL no fim da semana. Nevou em nove municípios dos Estados de SANTA CATARINA e RIO GRANDE DO SUL. Em SÃO JOAQUIM (SC), a temperatura mínima foi de –3,5 º C. O frio também atingiu SÃO PAULO, onde os termômetros baixaram a 7,5 º C , o que levou os paulistanos a usarem gorros e casacos.
            
Sem ganhar um título desde abril de 2002, o tenista americano ANDRE AGASSI acabou com o jejum, hoje, ao vencer o australiano LLEYTON HEWITT por 2 sets a 1, no MASTERS SERIES DE CINCINNATI, nos EUA. O troféu é o 59 º de simples da carreira do jogador de 34 anos.

O piloto canadense ALEX TAGLIANI venceu hoje o GP de ELKHART LAKE, oitava etapa da FÓRMULA MUNDIAL. A corrida de TAGLIANI foi heróica. O piloto saiu do 13º lugar no grid para alcançar a primeira vitória de sua carreira. O melhor brasileiro foi MÁRIO HABERFELD, que terminou em 11º lugar.

Duas bombas explodiram em KARACHI, maior cidade do PAQUISTÃO, matando pelo menos oito pessoas e ferindo mais de 50. Os artefatos estavam em duas motocicletas estacionadas em frente a um restaurante que pertence a uma grande escola islâmica sunita. Um esquadrão da polícia conseguiu desarmar uma terceira bomba, informou o chefe de polícia TARIQ JAMEEL. A maioria das vítimas era de alunos da escola, que freqüentavam o restaurante e foram levados para três hospitais da região. O inspetor de polícia FAYYAZ LEGHARI afirmou que as explosões foram um ato terrorista. As bombas eram artesanais. 

O especialista americano em combate a grandes incêndios em petróleo, PAUL RED ADAIR, morreu num hospital de HOUSTON, TEXAS, aos 89 anos. ADAIR, também conhecido como “combatente do inferno”, apagou dois mil incêndios em quatro continentes, entre eles 117 em poços petrolíferos do KUWAIT, durante a primeira guerra do GOLFO, em 1991. Suas façanhas inspiraram os realizadores do filme THE HELLFIGHTERS, de 1968, com JOHN WAINE.


Rebeldes iraquianos anunciaram o seqüestro de um diplomata iraniano perto da cidade sagrada muçulmana de KERBALA, no centro do país, em videoteipe exibido hoje pela rede de televisão AL-ARABIYA, com sede em DUBAI. A Embaixada do IRÃ na capital iraquiana confirmou o desaparecimento de FEREYDOUN JIHANI no dia 4 de agosto, na rodovia que une BAGDÁ a KERBALA.

MORREU o ator grego DIMITRIS PAPAMICHAIL, aos 70 anos, de ataque cardíaco, em ATENAS. Popular nos anos 1950, ele abandonou o cinema para ensinar teatro na escola de VASILIS DIAMANTOPOLOS.

FAY WRAY tinha 25 anos quando fez, em 1932, o filme que lhe deu projeção. Em KING KONG, de MERIAN C. COOPER e E.B. SCHOEDSACK, é a mulher que desperta a libido do gorila gigantesco, que foge com ela para o alto do EMPIRE STATE, em NOVA YORK, numa imagem que se tornou célebre. No total, FAY fez 77 filmes, mas o mais famoso foi este. Em 1989, ela lançou nos EUA a autobiografia ON THE OTHER HAND, contando como foi sua experiência na palma da mão do rei KONG. FAY morreu neste domingo, em seu apartamento na QUINTA AVENIDA. Tinha 96 anos. WRAY era uma abreviatura de seu sobrenome verdadeiro, WRAYLAND. Nascida no CANADÁ, em 1907, a jovem FAY iniciou sua carreira em HOLLYWOOD nos anos 1920. Fez MARCHA NUPCIAL, sob a direção de ERICH VON STROHEIM, e A LEGIÃO INVENCÍVEL, de WILLIAM WLLMAN, com GARY COOPER, ambos de 1928. Estrelou outros filmes, incluindo DIRIGÍVEL, de FRANK CAPRA, em 1931, antes de ser chamada para ser o objeto de desejo do gorila mais famoso da tela. Considerado obra-prima pelos surrealistas, KING KONG narra uma história de amor louco. É um pouco A BELA E A FERA, contando como o gorila, distante de hábitat natural, é destruído na selva de concreto. FAY era pequenina, morena e rechonchuda, mas o estúdio (RKO) fez que usasse uma peruca loira, já que deveria substituir a platinada JEAN HARLOW, inicialmente prevista para o papel. O mais curioso é que FAY morreu justamente no dia previsto para o início das filmagens da nova versão de KING KONG que o diretor PETER KACKSON, da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, vai fazer na NOVA ZELÂNDIA, usando as oficinas de efeitos especiais que desenvolveu para a adaptação dos livros cultuados de J.R.R. TOLKIEN.

2 005   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Ao passar pela Avenida TIRADENTES, noto que na esquina com a rua CLAUDINO BARBOSA foi retirado o tapume que protegia a construção de um prédio que, segundo dizem, será uma grande farmácia. Esse prédio foi revestido de pastilhas vermelhas, brancas e azuis. Agora, será construída uma calçada ampla que circundará o prédio. Aquela construção feia que durante muitos anos ali promoveu um comércio amplo de uma padaria, um açougue, uma pequena farmácia e outras casas de comércio já é do passado. As pessoas vão esquecendo disso.

Cai muito a temperatura. Vou cedo para a Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP para dar cumprimento à PORTARIA N º 012/2005:
1 – Considerando o que me faculta o artigo 28, item 16 do Estatuto Social Vigente, em consonância como disposto na Lei Federal N º 9.608, de 18/12/1998, acolhendo Proposta N º 002/2005, do 1º Diretor Secretário, nomeio Comissão composta pelos Associados: CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA, TCEL JOAQUIM DOS SANTOS AMORIM, MAJOR DÉRCIO CHICONELLO, na condição de Secretário – com direito a voto, MAJOR YOLANDO BRUNO DE LIMA, e 2º TENENTE EDMILSON JORGE DE OLIVEIRA, para sob a Presidência do primeiro, no prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período, se necessário, elaborar e apresentar Proposta de Reforma e Atualização do Regimento Interno do Conselho Superior, datado de 14/03/1984, publicado no Boletim Interno Bimestral nº 12, relativo a março/abril de 1984.
2 – Justificativa: Após a data da instituição do aludido Regimento Interno, já foi Editado novo Estatuto, inclusive já adaptado às exigências do Novo Código Civil.

SÃO PAULO, 27 de julho de 2005
_________________________________________
HERMES BITTENCOURT CUZ – Cel Res PM
PRESIDENTE DA AORPM

Aguardo a chegada dos oficiais, conversando com o TENENTE PM Ref NASCIMENTO, na biblioteca. Depois, a reunião passar a ser realizada na sala situada no segundo andar, para essa finalidade. Há uma certa confusão na reforma estatutária, em Assembléia Geral da qual fui presidente, sendo que, para redigir o regimento, temos de nos valer do novo Estatuto e do anterior. Isso é algo demorado. Levamos algumas horas para estudarmos os dez primeiros artigos do Regimento. Não fomos adiante por causa do adiantado da hora, 13:20 horas. A nova reunião está marcada para segunda-feira, dia 15, às 10 horas.
Essa situação me atrapalha com relação ao MMDS, mas VICTÓRIO dá conta do recado.
Na tarde, começamos uma nova semana na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O débito automático ajudou muito no pagamento da dívida do crédito rotativo no BANESPA. Ainda conseguimos dinheiro para pagamento das funcionárias. O CAPITÃO GINO telefona-me para acertar nossa ida ao Memorial da América Latina, amanhã, na posse do CORONEL CANGERANA na Superintendência da Caixa Beneficente. Também fala que amanhã iremos nos reunir com o tesoureiro, CORONEL RICARDO JACOB.
O CORONEL MENDES e o associado SÍLVIO estão presentes nesta tarde. O SÍLVIO recuperou dois capacetes que estavam enferrujados e já levou mais sete. Podemos acertar a documentação toda referente à Assembléia Geral Eleitoral, a fim de registro das atas que elegeram e deram posse aos novos dirigentes do MMDC. Precisamos regularizar a situação financeira no BANESPA, com o presidente e o tesoureiro passando a assinar os cheques. No momento isso não pode ser realizado.
Numa fria tarde, saímos do MMDC por volta das 16:30 horas. O MENDES deixa-me na estação ARMÊNIA.

Em casa, durante o JORNAL NACIONAL, recebo um telefonema da advogada MARIA HELENA MARCONDES. Quer ela informações de seu tio, Sr GERALDO FARIA MARCONDES, mas pouca coisa posso dizer a ela. Na reunião do Conselho Deliberativo ele mandou recado dizendo estar doente e atrapalhado com os problemas de sua esposa. A última vez que o vi foi na posse dos novos dirigentes da Sociedade, em 7 de julho. A advogada também enfrenta problemas com o filho, advogado, mas desempregado. Quer que o ajudemos a arrumar um serviço, nem que seja na esfera de segurança. Promete ir ao MMDC na quarta-feira.

LUCINDA está preocupada com sua filha. A MARLENE chegou da escola sentindo fortes dores de cabeça. Tomou banho antes de ir para o estudo e, numa tremenda friagem, ainda foi tomar um suco gelado. Deve ter contraído uma gripe que mexeu com todo o organismo.

Em FORTALEZA, o maior roubo a banco no BRASIL: R$156 MILHÕES. No fim de semana, quadrilha levou 3,5 toneladas de dinheiro, em notas de R$50, depois de cavar túnel de oitenta metros. Os bandidos atravessaram o piso de 1,10 metro de espessura, revestido de concreto e malha de aço. Mas sabiam o que estavam fazendo. Conseguiram romper o piso e levar ao seu alvo – a casa-forte do BANCO CENTRAL. Praticaram o maior assalto a banco já ocorrido no País. Neste, há outro detalhe impressionante. Os milhões foram levados em notas de R$50. São 3,5 toneladas, pelos cálculos da Polícia Federal. O dinheiro foi escoado pelo túnel de 70 cm de altura, revestido de lona plástica e madeira, e com iluminação elétrica. Quantos ladrões se mobilizaram para levar as 3,5 toneladas de cédulas? É verdade que tiveram tempo. O lugar foi fechado às 18 horas de sexta-feira. Só hoje, às 8h, os funcionários o reabriram – e tiveram a surpresa. A casa-forte tem 500 metros de área. Os bandidos entraram pelo piso. Arrombaram cinco contéineres, onde estava o dinheiro. Deixaram por ali mesmo o material usado no arrombamento – um grande alicate de corte, furadeira, serra elétrica e maçarico. Com todo o barulho, os sensores de movimento e as câmeras de vigilância não dispararam. O túnel começou a ser cavado no quintal de uma casa alugada, na rua Vinte e Cinco de Março, disfarçada de uma loja de grama sintética. Os bandidos escavaram quatro metros solo abaixo, para começar o túnel propriamente dito. Ele passou sob uma avenida para chegar à casa-forte. As cédulas não estavam em série, o que facilitará o trabalho dos ladrões de empregá-las. O BANCO CENTRAL informou que tinham sido recolhidas pela rede bancária e seriam analisadas. Aquelas em bom estado voltariam ao sistema financeiro; as ruins seriam incineradas. Os R$156 milhões desse assalto superam os cerca de R$81 milhões (20 milhões de euros) roubados em BELFAST (IRLANDA DO NORTE) em 2004 – foi o maior assalto ocorrido no REINO UNIDO. No BRASIL, o maior assalto até então ocorreu em 1999, no BANESPA, em SÃO PAULO, de onde os ladrões levaram 37 milhões (ou 60 milhões de reais em valores atualizados).
O roubo de mais de R$156 milhões do BANCO CENTRAL de FORTALEZA, no CEARÁ, é considerado o maior da história do País e, segundo levantamento da agência de notícias internacional FRANCE PRESSE, é o segundo maior em todo o mundo nos últimos quarenta anos. Em 12 de julho de 1987, ladrões invadiram o Centro de Depósitos de KNIGHTSBRIDGE (centro de LONDRES) e levaram o eqüivalente a US$72 milhões (cerca de R$170 milhões). Foi o maior assalto do qual se tem notícia. Uma das ações mais lendárias aconteceu em 8 de agosto de 1963, há exatos 42 anos. Foi o assalto ao trem-pagador que fazia a rota entre GLASGOW, na ESCÓCIA, e LONDRES, INGLATERRA. O roubo rendeu US$6 milhões (cotação da época) e  foi considerado pela imprensa como o “roubo do século”. Entre os participantes da ação estava o inglês RONALD BIGGS, que conseguiu escapar da polícia e refugiou-se no BRASIL, onde casou e teve um filho. Há quatro anos, num acordo com a Justiça britânica, ele retornou a GRÃ-BRETANHA, onde finalmente foi cumprir a pena pelo assalto. Vinte anos depois, em 26 de novembro de 1983, seis homens mascarados invadiram o depósito de uma empresa de transportes de valores no Aeroporto de HEATHROW, em LONDRES. Eles roubaram três toneladas de barras de ouro, na época avaliadas em 37 milhões de dólares.
Outros dois assaltos a caixas-fortes do BANCO CENTRAL ocorreram em SALVADOR e RECIFE. Mas, nesses casos, o roubo ocorreu em caixas compartilhadas com o BANCO DO BRASIL. No assalto em SALVADOR, em 1990, os ladrões levaram 53,8 milhões de  reais em valores corrigidos. No RECIFE, em 1991, os bandidos conseguiram levar 27,9 milhões de reais.

O pedreiro FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA, de 42 anos, foi morto, às 15 horas de domingo, dia 7 de agosto, em uma suposta troca de tiros com policiais da ROTA. Ele era acusado pela ex-mulher de abusar sexualmente de suas três filhas. Os PMs afirmaram que foram à casa de FRANCISCO, na rua SÃO DINIZ, na VILA DIVA, zona norte de SÃO PAULO, averiguar a denúncia, mas teriam sido recebidos a tiros. A polícia disse que o suspeito, mesmo sozinho, atirou contra duas equipes da ROTA. Ele foi levado ao PS do Hospital de VILA NOVA CACHOEIRINHA, onde morreu.

FALECEU o cantor e compositor NOEL NICOLA, aos 58 anos, um dos músicos fundadores do movimento NUEVA TROVA CUBANA, que escreveu mais de 350 canções. Em HAVANA.

Um agricultor chinês, com câncer nos pulmões e sem dinheiro para pagar o tratamento médico, se explodiu dentro de um ônibus, morrendo e ferindo 31 pessoas. A tragédia provocou críticas aos elevados custos para a população do sistema de saúde na CHINA. O caso ocorreu hoje, na cidade de FUZHOU (centro do país), quando um homem de 42 anos, natural de GUTIAN e cujo nome não foi divulgado pela polícia, entrou em um ônibus urbano e detonou explosivos que levava numa caixa. Além de matar o camponês, o impacto da bomba feriu 31 pessoas e destruiu as janelas do coletivo além de vidraças de lojas próximas. Muitos dos feridos foram levados para hospitais com queimaduras e ferimentos graves nas pernas e abdômen. O acesso a explosivos é comum na CHINA, onde eles são relativamente fáceis de adquirir.

Equipes de resgate lutavam, hoje, para salvar a vida de 102 trabalhadores presos, após um desabamento, em uma mina de carvão de CANTÃO, na CHINA. Ainda não se conhecem as causas do acidente. O desabamento ocorreu no domingo, em um poço de 480 metros de profundidade na mina DAIXING, em WANGHUAI. Especialistas acreditam que o acidente foi provocado pela penetração acidental dos mineiros em um canal subterrâneo de água. Hoje, equipes de bombeiros tentavam desobstruir a mina, cujo volume de água chegava a 20 milhões de metros cúbicos. Em comunicado oficial, o presidente HU JINTAO e o premiê WEN JIABAO, manifestaram sua “enorme preocupação” com as vítimas. Ao mesmo tempo, uma explosão em outra mina de carvão – desta vez em WANZI – provocou a morte de quatorze operários. Outros 23 trabalhadores conseguiram escapar com vida.

O ator francês PAUL LE PERSON, que durante meio século trabalhou no cinema, no teatro e na TV, morreu nesta segunda-feira, aos 74 anos. LE PERSON iniciou sua carreira nos coros da opereta, onde conseguiu pa péis em obras como: A LA JAMAIQUE e LA BELLE ARABELLE. Tornou-se conhecido graças a LE BRAVE SOLDAT SCHWEIK, de JAROSLAV HASEK.

2 006    :    -   TERÇA-FEIRA
Manchete do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO
O TERROR DESAFIA
O crime organizado volta a promover dezenas de atentados no Estado de SÃO PAULO, prejudicando a vida de milhares de pessoas e provocando medo.
Mais uma vez, o Estado de SÃO PAULO viu sua rotina de trabalho alterada por bombas e tiros de integrantes da facção criminosa PCC, que atua dentro e fora dos presídios. Ontem, na terceira série de atentados em menos de três meses, os alvos incluíram prédios públicos de órgãos que combatem a facção – entre eles o Ministério Público Estadual e o DEIC (departamento de elite da polícia paulista) que teve viaturas incendiadas. Ônibus, bancos, postos de gasolina, unidades do Poupatempo, delegacias e bases de guardas municipais também voltaram a ser atacados. Segundo o governo, houve 78 atentados. Doze bandidos foram presos e outros dois mortos. Para as autoridades, trata-se de uma reação às ações do Estado e da Justiça. Pedidos de promotores para impedir a saída de presos para o indulto do DIA DOS PAIS e novas denúncias contra líderes criminosos estariam entre os motivos da retaliação.
As notícias nos demais jornais não fogem desse padrão. Os atentados do PCC vão continuar nesta terça-feira. Na zona leste não estão correndo os ônibus e as vans. Ligam-me LUCIENE e LILIAN e dizem que tudo está como ontem. Não sabem como irão chegar à Sociedade. Como o MENDES está indo para AMPARO (conforme telefonema dado logo cedo, dando conta que faleceu um amigo da maçonaria de AMPARO e que será enterrado, naquela cidade, hoje à tarde); o GINO fará às 14:30 horas uma palestra na FUNDAP, na Rua ÁLVARES GUIMARÃES, e eu deverei acertar no QCG a entrega do projeto da ISOTERMA, acho melhor que a Sociedade nem abra nesta conturbada terça-feira.
Recebo um telefonema do Chefe do DAS/CG, TENENTE-CORONEL PM KOOKI TAQUTI, que me pergunta acerca do documento da ISOTERMA. Combino levá-lo nesta tarde, entregando-o em mãos.
Saio de casa, com uma temperatura de 31 graus, somente depois das 14 horas. Antes, levo um pacote de jornais deste ano para a HEMEROTECA VENTURA. Vejo que o ALEMÃO, “marido” da MARLENE, montou uma estante de aço. Há uma outra que ele também deverá montar. Somente depois de colocá-las num lugar que satisfaça meus interesses é que irei levar outros papéis para arquivo na HEMEROTECA.
No QCG, na DAS-CG, converso com o TENENTE-CORONEL PM TAQUTI. Explico-lhe a proveniência do projeto do OG POZZOLI, já apresentado à Prefeitura em junho último. O TAGUTI levará esse projeto ao conhecimento do Cmt Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES. Feito isso, retorno cedo a GUARULHOS. Aproveito o tempo para conversar, via fone, com o TENENTE PARAVANI, Chefe do TIRO DE GUERRA de GUARULHOS, passando-lhe o nome de FERNANDO DA SILVA FERNANDES, filho de ÉDNA FERREIRA DA SILVA FERNANDES. Dias atrás ela me pediu para que ele ficasse livre de freqüentar o TIRO DE GUERRA de GUARULHOS.    

O chefe de segurança da Penitenciária de IARAS, que também foi diretor-adjunto de disciplina da Penitenciária de AVARÉ, AMAURI VIEIRA ROSA, foi preso hoje, sob acusação de receber propina de parentes de detentos para garantir privilégios a líderes criminosos. Chefe de disciplina da unidade de AVARÉ até 11 de maio, no período em que lá estavam presos os chefes de uma facção criminosa, MARCOS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, ORLANDO MOTA JÚNIOR, o MACARRÃO, e JÚLIO CÉSAR GUEDES, o JULINHO CARAMBOLA, ROSA foi flagrado por câmera quando recebia R$ 20 mil de uma advogada. Foi algemado hoje, na casa em que morava, dentro do presídio de IARAS. Informalmente, o acusado disse que o dinheiro teria sido obtido em jogo de bicho. ROSA era investigado pela Secretaria de Administração Penitenciária e pelo Ministério Público. Durante diálogo com uma mulher, dentro de um carro, recebeu R$ 20 mil. “Tudo certinho? Esses 20 mil você pediu para quê? Para abrir as portas para eles ficarem lá?”, pergunta a mulher. ROSA responde. “Foi para deixar eles à vontade”. E acrescentou: “Eu aviso eles para dispensar um radinho (celular), uma droga, eu aviso”, disse ao comentar o abrandamento da revista aos parentes na unidade. Os diálogos foram revelados hoje pelo “JORNAL NACIONAL”.

No segundo dia da terceira série de ataques da facção criminosa PCC, em menos de três meses, os bandidos miraram os alvos concentrados no Interior Paulista e diminuíram as ações na Capital e Grande SÃO PAULO. A soma dos atentados entre a segunda e a terça-feira atingiu 144 locais, sem deixar vítimas fatais. Só no primeiro dia, foram 78 atentados contra 93 alvos. Desde segunda-feira, a polícia matou seis suspeitos de participação nas ações e prendeu 28 envolvidos. A violência no Interior atingiu inclusive prédios e veículos públicos das áreas de saúde e educação. Na Capital, o esquadrão antibombas isolou o TÚNEL NOVE DE JULHO para a desativação de uma bomba deixada no local. Já à noite, após às 22 horas, a polícia foi avisada sobre uma ameaça de bomba na Avenida PAULISTA com a Rua BELA CINTRA. Em LIMEIRA, uma unidade básica de saúde e uma delegacia da Receita Federal foram atingidas, respectivamente, por coquetéis MOLOTOV e tiros, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. Na mesma cidade, o prédio onde funcionam uma rede de rádio e TV foi atingida por tiros. Em ASSIS, três ônibus da Secretaria Municipal de Educação foram incendiados numa garagem. A casa de um PM foi metralhada, em ARARAQUARA. Já em SOROCABA, a residência de um casal de guardas municipais foi atingida por tiros. Os ataques a bancos no Interior dobraram do primeiro para o segundo dia – de 7 para 14 atentados.

A Polícia Militar recebeu hoje o helicóptero de transportes de tropas COUGAR, do Exército. PMs da Capital terão dois dias de treinamento básico e poderão usar a aeronave para chegar rapidamente a presídios rebelados no Interior do Estado, a partir de sexta-feira, dia 11. Segundo o CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, Comandante Geral da PMESP, o helicóptero poderá transportar até 23 PMs da Tropa de Choque. A aeronave está disponível para a PM na base aérea de CAMPO DE MARTE. Homens da Tropa de Choque, do Comando de Operações Especiais (COE) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) iniciaram o treinamento para utilizar a  aeronave nesta noite. Segundo o Cmt da PM, o treinamento de dois dias terá a finalidade de ambientar os policiais ao helicóptero. Eles devem aprender o procedimento correto para embarque e desembarque.      

A diretoria do PT em SÃO PAULO entrará amanhã na Procuradoria Regional Eleitoral com notícia-crime contra o secretário estadual da Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO. Ele é acusado de calúnia, injúria, difamação e divulgação de fatos considerados inverídicos pelo PT, com a intenção de prejudicar o partido e seus filiados. Para o presidente do PT paulista, PAULO FRATESCHI, o secretário – que comanda a segurança desde o governo de GERALDO ALCKMIN em SÃO PAULO – está sugerindo que o partido tem ligações com o crime organizado.

Passageiros e tripulantes de um FOKKER 100 da TAM viveram momentos de pânico na tarde de hoje. A porta dianteira esquerda da aeronave se desprendeu minutos após a decolagem do Aeroporto de CONGONHAS e caiu sobre a marquise do hipermercado EXTRA da Avenida RICARDO JAFET, no IPIRANGA, zona sul da Capital. O avião estava a cerca de dois mil metros da altura quando a peça, pesando entre 150 e 200 quilos, despencou. Uma outra parte, o corrimão da escada de acesso à aeronave, caiu na garagem da suíte 3 do MOTEL DAS FONTES, que fica em frente ao hipermercado e que no momento estava desocupada. O piloto retornou imediatamente ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido.

Venceram a 48ª edição do Prêmio JABUTI: na categoria romance, o autor MILTON HATOUM, por CINZAS DO NORTE; em poesia, AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA, por VESTÍGIOS; na de contos e crônicas, MARCELINO FREIRE, com CONTOS NEGREIROS; na categoria economia, administração, negócios e direito, EDUARDO FELIPE MATIAS, pelo livro A HUMANIDADE E SUAS FRONTEIRAS- do ESTADO SOBERANO À SOCIEDADE GLOBAL.

Nesta terça-feira nasceu, na Casa de SÃO JOSÉ, no RIO DE JANEIRO, JOÃO LUIZ, o primeiro neto da atriz NÍVEA MARIA. O menino é filho de VIVIANE e ÉDSON FRANÇA.

Um americano de 28 anos, que assassinou três pessoas em dezembro de 2001, nos EUA, e admitiu que gostava de matar suas vítimas, foi executado hoje, no Estado de OHIO.
DARRELL FERGUSON, que chegou a pedir a pena de morte para ele mesmo, foi declarado oficialmente morto às 10:21 horas (11:21 em BRASÍLIA), após receber uma injeção letal no Centro Correcional de LUCASVILLE, no sul de OHIO.
O réu dedicou suas últimas palavras a seus pais, para dizer-lhes que os amava e que desejava o melhor para os dois. A primeira vítima de  FERGUSON foi THOMAS KING, de 61 anos, seu parente, que foi morto com uma faca de cozinha e teve duas televisões de sua casa roubadas e usadas pelo assassino para comprar cocaína.
No dia seguinte, o assassino roubou e matou um casal de idosos que tinham sido seus vizinhos. Após a condenação do homem, seus advogados ainda tentaram provar que ele era doente mental, alegando que, durante os crimes, ele estava passando por um tratamento médico.
Durante o julgamento, FERGUSON admitiu sua culpa, rejeitou a possibilidade de recorrer da condenação, e inclusive pediu à juíza encarregada do caso que lhe condenasse à pena de morte.
Em sua sentença, a magistrada definiu o jovem como um “assassino incorrigível, sádico e impiedoso, que não merece outro destino por ter feito tanto mal a seus semelhantes”.
A execução de FERGUSON foi a quarta realizada este ano em OHIO e a 23 ª desde que este Estado americano restabeleceu a pena de morte em 1999. Após a execução, grupos em defesa dos direitos humanos fizeram atos de protesto.

ZAGALLO chega hoje aos 75 anos realizado, feliz e ciente de que ainda pode fazer muito pelo futebol. Desde o início da carreira em 1948 no juvenil do AMÉRICA, ZAGALLO afirmou estar ciente de que precisaria sempre se superar para conseguir seus objetivos. E até mudou de posição para chegar à seleção, onde colheu suas maiores glórias, com os quatro títulos Mundiais. Além do AMÉRICA, passou por FLAMENGO e BOTAFOGO, clubes em que colecionou títulos estaduais, entre 1950 e 1965. O RUBRO-NEGRO teve o mérito de levá-lo pela primeira vez a uma seleção, em 1958, na Copa do Mundo da SUÉCIA. Após encerrar a carreira de jogador, em 1965, o alvi-negro lhe deu o cargo de treinador, função que exerceu com a seleção na Copa do Mundo de 1970. E, com sua experiência não se furtou a dar um único conselho para os jogadores em início de carreira, que sonham em se consagrar no futebol: estudem. A paixão com a seleção, ao passar do tempo, só foi aumentando. Em 1974, como técnico, teve o primeiro fracasso, na COPA DA ALEMANHA. Mas, voltou triunfante para a equipe em 1994, como coordenador-técnico, quando o BRASIL foi tetracampeão do Mundo nos ESTADOS UNIDOS. Mas as duas últimas passagens reservaram muitas vitórias, mas os dois piores fracassos. Em 1998, como técnico, foi vice-campeão, e este ano, como coordenador, a seleção ficou em quinto lugar. E, em defesa do técnico da seleção, DUNGA, um novato no cargo de treinador, fez um pedido aos torcedores brasileiros: “Tenham paciência”.

2  007    :      -     QUARTA-FEIRA
FALECEU O TENENTE-CORONEL PM Ref ARMANDO PIAZZA. NASCEU EM 20 DE ABRIL DE 1933.
As notícias de jornais de hoje deixam-me com a idéia que no BRASIL há muita malandragem, aliás isso não é novidade, mas apenas reforça o que penso sobre as “autoridades”, omissas e venais. Veja por exemplo a prisão desse crápula ABADIA. Como é possível ele viver tanto tempo no BRASIL, com tanta coisa irregular na sua vida? Outro assunto nojento é o que se passa no Senado: outro camarada cheio de crimes nas costa é o presidente do Senado. E o caso do CORINTHIANS também é de se pensar. Como é que poder haver tanta sujeira envolvendo a presidência do clube? Vou começar o dia bastante pessimista.
Chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 13 horas. Logo chega o CORONEL PM MENDES. Ele me traz a lei que modificou o nome da Praça “9 de Julho” de TAQUARITINGA. É que tratamos disso na última reunião de Diretoria Executiva. Acontece que nada podemos fazer, visto que o nome da praça foi mudado em 7 de julho de 1987. Já se passaram vinte anos que isso aconteceu. O MENDES esteve no Centro de Recuperação do Hospital Militar e ficou encantado com as dependências e o tratamento dos doentes. Logo o MENDES vai para o GRANDE ORIENTE. O GINO chega por volta das 14:30 horas.
Nesta tarde estiveram conosco no Dia do Encontro: CORONEL ARY CANAVÓ, 1º TENENTE PM GONÇALVES, LUIZ ANTÔNIO (dos carros antigos) e LUIZ SÉRGIO CARRARO.
Falamos sobre a tal audiência de Conciliação que está marcada para o dia 13 de agosto. Acontece que ao pensar em passar uma carta de intimação para o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, observo que o documento está endereçado ao Presidente da Sociedade, nesse caso, o GINO STRUFFALDI (o nome do Sr MARCONDES aparece na carta por engano, pois o fórum não tomou conhecimento que o novo presidente da Sociedade é o GINO. Converso, via fone, com o ROMAGNOLI e ele acha que o presidente atual é que deverá estar presente na audiência. O GINO ainda tentou conversar com o GENERAL BUENO, também intimado para essa audiência, mas não o encontra. No escritório da CARNIDE dizem que ele está viajando. ROMAGNOLI se compromete a nos acompanhar na segunda-feira, dia 13, à 32ª Vara Cível.
Um pouco depois das 17 horas, deixamos o MMDC. Acompanho o GINO até o Metrô SÉ. Retornamos para nossos lares.
Assisto nesta noite um DVD que recebi hoje da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito de São Paulo, alusivo à solenidade acontecida em 23 de maio na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (homenagem aos heróis de 32 – Jubileu De Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932). Naquela noite também tivemos a comemoração dos 180 anos dos Cursos de Direito no Brasil. Na mesa que dirigiu os trabalhos nessa segunda parte da cerimônia estavam: JOSÉ CARLOS MADIA DE SOUZA (que abriu a sessão); JOSÉ ROBERTO NALINI (a quem foi dada a presidência da Mesa); IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, PAULO BOMFIM, LYGIA FAGUNDES TELLES, ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA e RICARDO LEITE RIBEIRO (presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto).

Por pouco a Polícia Federal não perdeu a oportunidade de prender o colombiano JUAN CARLOS RAMIREZ-ABADIA, o traficante de cocaína mais procurado do mundo. ABADIA revelou hoje, em depoimento aos policiais, que planejava mudar-se na próxima semana para o URUGUAI, onde está aplicada parte de sua fortuna avaliada em 3,4 bilhões de reais. A informação foi divulgada hoje pelo “JORNAL NACIONAL”, da Rede GLOBO.
Se perdesse o traficante, um dos chefes do cartel VALE DO NORTE, a PF também deixaria de receber a recompensa de 9 milhões de reais oferecida pelo governo norte-americano para os responsáveis pela prisão. ABADIA está isolado em uma cela na Polícia Federal, na rua HUGO D´ANTOLA, 95, na LAPA, de onde é vigiado 24 horas por câmeras. Ele será transferido para o presídio federal de segurança máxima de CATANDUVAS, no interior do PARANÁ, até ser extraditado para os ESTADOS UNIDOS.
Porém, enquanto permanecer na sede da PF, ele ficará na cela conhecida como inclusão, onde terá de dormir em cama feita de concreto e usar um pequeno buraco no chão como banheiro. Lá, a descarga é programada pelos próprios policiais. A saída de água para o banho também é controlada. Durante o período de inclusão, todos os presos que chegam à custódia da PF passam dez dias sem direito a visitas, inclusive de advogados. O traficante também não poderá tomar banho de sol.

Um incêndio destruiu cerca de 200 barracos na favela JARDIM SÃO CARLOS, na noite de ontem, e deixou mais de 250 famílias desabrigadas. A área, localizada na Avenida IMPERADOR, na zona leste, começou a pegar fogo por volta das 2:30 horas. Os moradores não souberam explicar como começou o incêndio e acordaram com as chamas. Segundo os bombeiros, a causa mais provável teria sido um curto circuito na rede clandestina de energia elétrica. Nove viaturas dos bombeiros, com 30 soldados, foram para o local. Foram cerca de 4 horas até que as chamas maiores fossem extintas. De acordo com o 2º TENENTE PM MÁRIO AUGUSTO DAMIATI, o fogo consumiu mais de 80% da favela.

Dois sobrados comerciais foram parcialmente destruídos em um incêndio na região da 25 de Março, no centro, hoje. Os bombeiros levaram uma hora para controlar o fogo, que começou por volta do meio-dia no depósito de uma loja de presentes recém-inaugurada na Rua BARÃO DUPRAT, número 115. Ninguém ficou ferido. As chamas atingiram o prédio vizinho pelo telhado, o MUTIBOX BARÃO, número 111. Há sete anos o imóvel funcionava como um mini-shopping e contava com cerca de vinte lojas, além de ter um restaurante e um depósito no sobrado. O teto dos dois edifícios desabou e todo material existente naquele andar foi consumido pelas chamas.
Segundo o MAJOR PM JOVELINO BARBOSA LIMA FILHO, do Corpo de Bombeiros, o incêndio tomou o prédio vizinho pelo telhado. “Os prédios são geminados”, afirmou. “Além disso, as lojas trabalham com grande quantidade de material inflamável, como plásticos, pelúcias, isopor e papéís”

A administradora DANIELA PEREIRA CAMARGO, de 26 anos, ficou presa por três horas nas ferragens de seu UNO MILLE prata, que foi esmagado entre a traseira de um ônibus e o pára-choque de um caminhão, em CAMPINAS. DANIELA teve apenas a bacia e o pulmão esquerdo quebrados e sofreu uma contusão pulmonar leve.
O acidente aconteceu na esquinas das avenidas ENGENHEIRO ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA SOUZA e JORGE TIBIRIÇÁ, no JARDIM DAS OLIVEIRAS. Nas três horas de resgate, o motorista do ônibus precisou ficar com o pé no freio para não pôr DANIELA em risco. Os passageiros do ônibus acreditaram, num primeiro momento, que o caminhão havia batido direto no fretado. Só depois notaram que havia um UNO amassado embaixo dos dois veículos pesados.

A polícia pode estar perto de solucionar o desaparecimento da universitária PRISCILA BELFORT – que não foi mais vista desde que saiu do escritório onde trabalhava, no centro do RIO, para almoçar, no dia 9 de janeiro de 2004. PRISCILA é irmã do lutador VÍTOR BELFORT. A secretária ELAINE PAIVA DA SILVA, de 27 anos, esteve segunda-feira no Ministério Público de NITERÓI e disse ter participado do seqüestro e do suposto assassinato da jovem.
De acordo com o depoimento de ELAINE, PRISCILA passou três meses em dois cativeiros em NITERÓI, sendo pressionada a pagar uma dívida de nove mil reais, que ela e um namorado teriam com traficantes de drogas. Depois, teria sido morta com quatro tiros, já que poderia reconhecer todos os envolvidos no crime. Além de ELAINE, outros dois suspeitos estão presos por decisão da Justiça. Mais sete estão sendo procurados.
Com o auxílio de uma escavadeira e de cães farejadores a polícia fez buscas em um sítio abandonado no ENGENHO DO ROÇADO, em SÃO GONÇALO, onde, segundo a secretária, PRISCILA foi enterrada. Mas não foram encontradas ossadas.
A mãe e o irmão de PRISCILA, JOVITA VIEIRA e o lutador VÍTOR BELFORT, estiveram na Divisão Anti-Seqüestro (DAS) para saber detalhes das investigações sobre o desaparecimento da jovem. Após conversar com policiais, JOVITA disse, emocionada, que as declarações de ELAINE são mentirosas. Afirmou que PRISCILA não era usuária de drogas, que teria como pagar uma dívida de nove mil reais e que nunca recebeu a carta que foi mencionada nas declarações de ELAINE.

Foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República o governador de RONDÔNIA, IVO CASSOL, e o senador EXPEDITO JÚNIOR, do PR, do mesmo Estado. Eles são acusados de ter comprado votos na eleição do ano passado. Os procuradores já haviam acusado CASSOL de envolvimento com o contrabando de diamantes. Em BRASÍLIA.

Aberto pela Polícia Federal um inquérito para investigar a compra da empresa GAMECORP pela TELEMAR. A averiguação foi solicitada pelo Ministério Público Federal, que suspeita que o dono da GAMECORP, FÁBIO LUÍS LULA DA SILVA, usou de tráfico de influência para convencer a telefônica a pagar 5 milhões de reais por sua empresa em 2005. FÁBIO LUÍS, conhecido como LULINHA, é filho do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. No RIO DE JANEIRO.

A escritora ZÉLIA GATTAI, de 91 anos, foi internada hoje com fortes dores nas costas e no abdômen. Os médicos diagnosticaram anemia, causada por uma hemorragia, já controlada, no aparelho digestivo. Neste ano, ZÉLIA GATTAI já foi internada cinco vezes. Em SALVADOR.

PAULO AUTRAN, de 84 anos, foi homenageado nesta quarta-feira em SÃO PAULO. Na presença de amigos e parentes, o ator reinaugurou o teatro SESC PINHEIROS, que agora passa a se chamar TEATRO PAULO AUTRAN.

Internado, para tratar de uma infecção respiratória o tenor italiano LUCIANO PAVAROTTI, de 71 anos. Há um ano, PAVAROTTI retirou um tumor maligno do pâncreas. Os médicos informaram que um caso nada tem a ver com o outro e que o tenor se recupera bem. Em MODENA, na ITÁLIA.

Às vésperas de se completarem cem dias do desaparecimento da menina britânica MADELEINE McCANN, de 4 anos, num balneário em PORTUGAL, em 3 de maio, a Polícia Judiciária portuguesa voltou a tomar hoje os depoimentos dos pais da criança. Segundo informou o jornal luso “DIÁRIO DE NOTÍCIAS”, o depoimento do casal ao Departamento de Investigação Criminal, na cidade de PORTIMÃO, durou uma hora. Esse novo interrogatório seria de esclarecer algumas discrepâncias nas informações dadas por GERRY e KATE McCANN na época do desaparecimento da menina.

O desgaste do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, continua minando a sua rede de apoio político, a ponto de a base governista já negociar, nos bastidores, nomes para substituí-lo. GERSON CAMATA é o preferido dos aliados do presidente LULA, mas a oposição, atenta ao flanco aberto, articula o lançamento de JARBAS VASCONCELOS. Os dois também são do PMDB, mas de alas opostas.
Resistindo às pressões pela renúncia, RENAN tenta demonstrar firmeza e diz contar com apoio do “amigo” LULA. Ele destaca que a quebra de sigilo fiscal e bancário será a oportunidade  para, de uma vez por todas, provar a inocência. E frisa que não se impressiona com as ameaças da oposição de obstruir as votações enquanto ele for presidente da Casa”. Não temo absolutamente nada. Só temo a Deus”.
Pela segunda vez em seu tour na AMÉRICA CENTRAL, LULA defendeu o aliado. Da NICARÁGUA, relatou ter telefonado para RENAN e destacou que é preciso aguardar o fim dos processos no Supremo Tribunal Federal e no Conselho de Ética. “Todo brasileiro, os 190 milhões, terá meu apoio, porque todos são inocentes até que se prove o contrário”, frisou. O presidente cobra uma solução rápida para o caso.

O Supremo Tribunal Federal decretou arquivamento do processo criminal aberto contra o deputado e ex-prefeito PAULO MALUF por suposto envolvimento em desvio de recursos públicos municipais destinados a uma obra complementar do Complexo Viário AYRTON SENNA, em SÃO PAULO. A decisão foi tomada pelo ministro EROS GRAU, que acolheu parecer do Ministério Público Federal e declarou extinga a punibilidade de MALUF pela prescrição da pena a que ele estaria sujeito. Como tem mais de 70 anos, MALUF foi beneficiado pelo critério previsto no Código Penal que reduz pela metade o prazo que a Justiça tem para punir um acusado nessa condição. A investigação atribuía ao ex-prefeito crimes de corrupção e falsidade ideológica, conforme artigo 1º do decreto-lei 201/67, que trata de delitos penais cometidos por administradores municipais.
O desvio imputado a MALUF teria ocorrido em 1996, último ano de sua gestão como prefeito. “Consumou-se o lapso prescricional desde 2004”, destacou a subprocuradora-geral da República, CLÁUDIA SAMPAIO MARQUES.

O fotógrafo LUIZ CALAZANS morreu nesta quarta-feira, aos 49 anos, vítima de um infarto fulminante. CALAZANS participou da 13ª Bienal de São Paulo e tem fotos no acervo do Museu Francês de Fotografia. Realizou diversos trabalhos para a Editora Abril, Casa Vogue, Revista Arc Design, entre outras publicações. Seus últimos trabalhos foram voltados para a publicidade, para empresas como ARTEFACTO, DONATELLI, TRUSSARDI, INTERBAGNO, LA LAMP, DOMINICI, MUNDO DO ENXOVAL etc. A missa de sétimo dia será realizada em 14 de agosto, às 19 horas, na Igreja SÃO PEDRO SÃO PAULO.

Ainda faltam 20 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Mas o MARACANÃ ouviu hoje, pela primeira vez neste campeonato, os gritos de “é campeão”. Quem fez festa foi a pequena torcida do SÃO PAULO, que venceu o BOTAFOGO por 2 a 0 e disparou na liderança, 5 pontos à frente do próprio BOTAFOGO. O CRUZEIRO deu prosseguimento hoje a sua excelente recuperação ao vencer o SPORT por 2 a 0, no MINEIRÃO, e alcançar o terceiro lugar na classificação, com 29 pontos. No Estádio SERRA DOURADA, o GOIÁS esteve sempre à frente do ATLÉTICO – MG. Abriu 2 a 0, com dois gols de PAULO BAIER, e não se assustou nem quando MARCOS diminuiu para o GALO. Logo depois, CRISTIANO, ex-PALMEIRAS, fez o terceiro gol dos goianos. VANDERLEI ainda marcou novamente para os mineiros, mas não foi possível uma reação.
O FLAMENGO continua se afundando. Hoje, perdeu de novo, desta vez para o ATLÉTICO – PR, outro time que está em situação desconfortável, na ARENA DA BAIXADA. O ATLÉTICO venceu por 2 a 0.
O NÁUTICO venceu o FIGUEIRENSE por 4 a 2, conseguindo escapar da zona do rebaixamento.

No dia em que fez, 26 anos, ROGER FEDERER suou  a camisa para derrotar o croata IVO KARLOVIC na estréia do Masters Series de MONTREAL, preparatório para o US OPEN. Depois ganhou bolo na quadra. Agora, o suíço enfrenta FÁBIO FOGNINI, que eliminou ANDY MURRAY.

Um novo escândalo que levanta suspeitas de corrupção envolve o governo do presidente argentino, NÉSTOR KIRCHNER, com a VENEZUELA de HUGO CHÁVEZ. A lista de protagonistas do caso inclui um misterioso venezuelano que desembarcou de um jato privado em BUENOS AIRES na madrugada de sábado, 3 de agosto,carregando uma maleta com 790 mil dólares que não haviam sido declarados. Segundo a Justiça, entre as outras pessoas a bordo do jato – que vinha de CARACAS – estavam os argentinos CLÁUDIO UBERTI (diretor do órgão que fiscaliza os contratos de concessões das rodovias) e EZEQUIEL ESPINOSA (presidente da ENARSA, a estatal petrolífera criada por KIRCHNER que ainda não saiu do papel). O avião havia sido alugado pela ENARSA.
O venezuelano que levava a maleta foi identificado como o empresário GUIDO ANTONINI WILSON, segundo fontes da Justiça. Quando os agentes da alfândega lhe perguntaram o que havia na maleta, GUIDO disse que eram “livros”. Mas, ao abrir a valise, os agentes descobriram que ela estava cheia de dólares e a confiscaram. WILSON disse que integrava a comitiva de CHÁVEZ, que desembarcaria no dia 5 em BUENOS AIRES, e foi liberado.    

Uma ofensiva promovida hoje pelo Exército americano deixou pelo menos 32 mortos no principal bairro xiita de BAGDÁ, CIDADE SADR – reduto do clérigo xiita MUQTADA AL-SADR. A ação militar, na qual 12 supostos rebeldes foram presos, teve como alvo uma rede que contrabandeava armas do IRÃ para militantes dentro do IRAQUE realizarem ataques contra as tropas americanas.
Segundo o TENENTE-CORONEL CHRISTOPHER GARVER, um porta-voz do Exército dos EUA, todos os mortos eram insurgentes que estavam se aproximando das tropas de coalizão, prontos para atacar soldados americanos. GARVER afirmou que relatórios do serviço de inteligência dos EUA indicavam que o grupo atacado servia de ligação entre a Guarda Revolucionária do IRÃ e as redes terroristas no IRAQUE. No entanto, o hospital da CIDADE SADR e a polícia iraquiana contestaram a versão oficial americana, dizendo que o ataque também feriu e matou civis – entre eles, uma criança.

Uma mulher britânica de 25 anos deu à luz na ÁUSTRIA trigêmeas idênticas, informaram hoje médicos do principal hospital de FELDKIRCH, no oeste do país. ZOE, KIM e AMY nasceram na segunda-feira, dia 6 de agosto, de cesariana. O hospital afirmou que a probabilidade de trigêmeas nascerem idênticas é de 1 em 200 milhões.

O ônibus espacial ENDEAVOUR foi lançado hoje às 19:36 horas do Centro Espacial KENNEDY, no Estado americano da FLÓRIDA, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), onde novos módulos serão instalados. Uma das sete tripulantes é a ex-professora BÁRBARA MORGAN. 

2 008       :     -     SEXTA-FEIRA
Se havia alguma dúvida sobre a imagem que a CHINA do século XXI queria transmitir ao mundo, ela foi dissipada nesta manhã com o impecável espetáculo de abertura da OLIMPÍADA DE PEQUIM, dedicado a exaltar a grandiosidade do antigo IMPÉRIO DO MEIO e o renascimento atual do país.
Os últimos dois séculos de humilhação, invasão por potências estrangeiras, desagregação, guerra civil e revolução comunista não foram convidados para a festa concebida pelo diretor ZHANG YIMOU. Em vez de MAO TSÉ-TUNG (1898-1976), quem dominou a noite foi CONFÚCIO (551-479 a. C) e sua reeleitura contemporânea na “sociedade harmônica” proposta pelo presidente HU JINTAO.
As grandes invenções do IMPÉRIO DO MEIO, o confucionismo, as dinastias gloriosas, as tradições culturais e as antigas rotas comerciais deram o tom da primeira parte do espetáculo, a “CIVILIZAÇÃO BRILHANTE”.
O presente foi batizado de “ERA GLORIOSA” e apresentado de maneira muito mais abstrata que o passado. Não havia personagens nem fatos históricos, com exceção da Olimpíada. Luzes refletiam a modernidade, enquanto os símbolos da paz (a pomba) e harmonia com a natureza (o tai chi chuan) traduziam o discurso da “emergência pacífica da CHINA” repetido pelos atuais líderes comunistas.
O público participou do espetáculo acenando com bastões de luzes vermelhas, amarelas, azuis e verdes, que formavam um pano de fundo colorido para a cerimônia. Tudo se passa sobre um imenso pergaminho chinês que emergiu do centro do estádio depois da contagem regressiva, realizada com perfeita sincronia por 2008 atores ao som de um antigo instrumento de percussão chinês, o “fou”.
Com 22 metros de largura e 147 metros de comprimento, o pergaminho funcionava como uma tela na qual eram projetadas imagens dos eventos históricos narrados. O primeiro foi a invenção do papel pelos chineses no início do século II – uma das quatro creditadas ao IMPÉRIO DO MEIO. As outras são a pólvora, a impressão e a bússola.
O centro do pergaminho foi ocupado por uma “folha” de papel de 20 metros de comprimento, 11 metros de largura e 20 milímetros de espessura. Dançarinos de preto pintavam o papel, enquanto imagens de antigas manifestações artísticas chinesas eram projetadas nele.
A invenção da impressão ganhou uma das mais originais representações da noite, com 897 atores dentro de colunas que se moviam como os tipos móveis de madeira inventados no século VIII, ou 700 anos antes de GUTENBERG. Sobre cada um, diferentes ideogramas chineses.
Atores moviam as colunas criando imagens, como o ideograma “HE” (harmonia). Também representaram a GRANDE MURALHA, uma das mais impressionantes construções do mundo, com 6.700 quilômetros.
O isolamento que marcou os últimos séculos do IMPÉRIO DO MEIO foi outro elemento ausente do espetáculo, que destacou dois poderosos símbolos de ligação da CHINA com o mundo exterior – a Rota da Seda e as expedições marítimas comandadas pelo navegador ZHENG HE (1371-1493).
A primeira etapa foi concluída com a projeção no pergaminho gigante de pinturas feitas em cinco dinastias. TANG (618-907), SONG (960-1276), YUAN (1271-1368), MING (1368-1644) e QING (1644-1911). Nas laterais, surgiram colunas vermelhas com imagens douradas de dragões, figura identificada com o povo chinês.
A partir daí, a narrativa deu um salto para os dias atuais, com a projeção de luzes coloridas sobre os atores reunidos ao redor do pianista chinês LANG LANG, que tocava junto com a garota LI MUZI, de 5 anos. A harmonia com a natureza celebrada em várias das tradições filosóficas da CHINA encerrou o espetáculo. Imagens de baleias eram projetadas na parte superior do estádio, enquanto os telões mostravam um texto que fazia menção ao aquecimento global e defendia a reconciliação com a natureza.
No final, um globo de 18 metros de diâmetro emergiu do centro do estádio e, ao seu redor, nove círculos sobre os quais caminhavam atores. No encerramento, a pira olímpica foi acesa de maneira surpreendente. A natureza retribuiu: não caiu uma única gota de chuva nas quatro horas de festa.
Nunca uma pira olímpica foi acesa de forma tão surpreendente como hoje. Estima-se que 4 bilhões de pessoas do mundo inteiro acompanharam a festa. E certamente perderam o fôlego quando viram o ginasta LI NING dar os primeiros passos em direção à pira, instalada no alto de uma das extremidades do NINHO DE PÁSSAROS. O medalhista chinês (três ouros, duas pratas e um bronze) na OLIMPÍADA DE LOS ANGELES/1984 foi o escolhido para acendê-la. Seu nome foi guardados a sete chaves e só revelado momentos antes da abertura
Embora muitos detalhes da cerimônia tenham vazado ao longo dos meses que precederam a festa, ninguém tinha a menor noção de como seria aceso o maior ícone das Olimpíadas, no momento mais esperado da cerimônia.
Até chegar ali, a tocha percorreu 140 mil quilômetros ao redor do planeta e enfrentou os protestos de manifestantes – como na FRANÇA, onde chegou a ser apagada. O que se viu quando a “chama eterna” entrou no estádio foi surpreendente. LI NING foi erguido do solo por cabos presos à sua roupa até o anel superior, bem acima da última fileira das numeradas. Era um painel que circundava o NINHO, e onde, durante a cerimônia, serviu como um megatelão.
Ali, um pergaminho que exibia as cores da tocha foi, aos poucos se abrindo, estendendo-se na frente de LI. O atleta, exibindo impressionante forma física, começou a correr no grande painel, em movimentos contínuos, como se andasse na LUA, em passos gigantes demais para um homem. Às suas costas, a cada parte percorrida, apareciam os locais em que a tocha olímpica havia estado, dentro e fora da CHINA.
Aos 45 anos, LI NING caminhou por todo o anel. O feito, sem dúvida, deveria render-lhe mais um ouro em sua carreira. Com a tocha, acendeu a extremidade de uma espécie de pavio que transportou a “chama eterna” à pira. Em segundos, o maior ícone olímpico estava aceso.
Merecidamente ovacionado, o atleta desapareceu em meio aos fogos de artifício. A pira permanecerá acesa no Estádio Nacional de PEQUIM durante os 17 dias em que se estenderá a competição. E só se apagará na festa de encerramento dos Jogos, dia 24, quando seu fogo será “guardado” para voltar a queimar apenas em 2012, em LONDRES.

Um outro fato histórico de hoje, na madrugada, horas depois de forças da GEÓRGIA terem entrado na província separatista da OSSÉTIA DO SUL e ocupado sua capital TSKINVALI, tanques e blindados da RÚSSIA cruzaram a fronteira e começaram a bombardear os invasores georgianos, no mais grave conflito na região – onde 70 mil ossétios lutam desde os anos 1990, com apoio russo, por um governo autônomo.
A batalha em TSKINVALI e áreas vizinhas, submetidas ao ataque de mísseis, foi intensa. Famílias que abandonavam a cidade falavam de prédios destruídos, corpos pelas ruas, hospitais lotados e muita gente escondida em porões. O número de vítimas variava entre “centenas de pessoas”, segundo alguns, e “perto de 1.400 mortos”, nas contas do presidente ossétio, EDUARD KOKOITY.
O conflito, que de início limitou-se ao controle de TSKINVALI, ampliou-se para fora das fronteiras da OSSÉTIA DO SUL quando a aviação russa despejou bombas sobre bases militares georgianas, como SENAKI e VAZIANI, perto da capital, TBILISI. A incursão russa incluiu instalações petrolíferas vitais para o transporte de energia até a EUROPA – como o porto de POTI, no MAR NEGRO, na GEÓRGIA.
À noite, a diplomacia entrou firme na batalha. EUA e UNIÃO EUROPÉIA pediram aos dois lados que cessem os combates. Em MOSCOU, o presidente DMITRI MEDVEDEV afirmou que “não ficarão impunes” os responsáveis pela morte de muitos cidadãos russos que vivem na OSSÉTIA DO SUL. Mais da metade dos 70 mil ossétios têm cidadania russa e querem que a província se junte à OSSÉTIA DO NORTE, que desde o fim da UNIÃO SOVIÉTICA faz parte da FEDERAÇÃO RUSSA.
Em TBILISI, o presidente MIKHAIL SAAKACHVILI comparou o ataque russo ao ocorrido em outras ações militares de MOSCOU. “É como a invasão da CHECOSLOVÁQUIA, em 1968, quando os tanques soviéticos lá chegaram”, disse ele.

Esses dois fatos preenchem minha manhã. Um tempo feio faz com que não tenha ânimo de ir para SÃO PAULO. Chove e esfriou bastante. No entanto, um encontro na AORRPM com vários oficiais, marcado para 13 horas, obriga-me a me deslocar para esse local. A VIA DUTRA apresenta congestionamento considerável, razão pela qual o ônibus demore mais de duas horas para chegar na ARMÊNIA. Um engavetamento, por volta das 4 horas, provocado por um caminhão que teve o motor “estourado” na altura do km160, JACAREÍ, atingido por seis carretas, um outro caminhão e uma caminhonete que vinham na seqüência, é o causador da morosidade na VIA DUTRA.
Converso com o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, presidente da Diretoria Executiva. Ali encontro o 1º TENENTE PM ANTERO, do CPI-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS), que fala das solenidades de 9 de julho em sua cidade. VICTÓRIO, RONALDO, CRISTIANO, RAFAEL e DANILO estão conosco. Durante um bom tempo permaneço na AORRPM.
No MMDC, numa tarde muito ruim, apenas atendo um cadete que, sendo nosso associado, vem acertar suas contas. Diz ele que seria interessante que fizéssemos algumas palestras na APMBB, bem como criássemos um vínculo com o Diretório Acadêmico. É algo que sempre pensamos, mas que não conseguimos ainda colocar em prática por causa das negativas dos comandantes antigos da Academia. A idéia antiga é a de criar um núcleo da Sociedade dentro da Academia, considerando que a PM atual é a herdeira da antiga Força Pública. Em 1932 toda a FP participou da Revolução. Transmitir os dados históricos para os cadetes é o nosso antigo sonho, desde os anos 1990, mas oficiais desmotivados ou que não gostam de história boicotam os planejamentos que fazemos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC desde os tempos que passamos a ser parte integrante da Entidade.
Nosso presidente, GINO, aos 94 anos, não se arrisca a sair com um tempo desses. Também não tenho notícia do CORONEL MENDES nesta sexta-feira. Deve estar no GRANDE ORIENTE.

Com a presença do Secretário da Segurança Pública – RONALDO AUGUSTO BRETAS MAZAGÃO – do Comandante do CPA/M-3 – CORONEL PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA – do Comandante do 9º BPMM - TENENTE-CORONEL PM RICARDO S. PEREIRA -representantes de CONSEGs e Associações, e da comunidade, foi reinaugurada hoje a nova sede da 4ª Companhia do 9º BPMM, atualmente comandada pelo CAPITÃO PM ADRIANO PAZELLI. Num passado distante, nos anos 1970, comandei essa Companhia, quando fui transferido do COPOM para o 9º BPMM. Naquela época, essa Companhia estava localizada na edícula do Distrito Policial da PARADA PINTO.

O colaborador do jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, BRUNO CAVAGLIERI NETO, de 21 anos, morreu nesta tarde no Hospital das Clínicas, em decorrência de politraumatismo. Na quinta-feira, dia 7, sofreu um acidente de motocicleta na faixa exclusiva para motos da Avenida SUMARÉ, em PERDIZES. O corredor foi criado para aumentar a segurança dos motociclistas.
CAVAGLIERI NETO pilotava sua YAMAHA 125cc na faixa exclusiva quando, segundo testemunhas, a advogada IOLANDA DE SALES FREIRE, de 27 anos, que dirigia um FOX, tentou uma conversão proibida, à esquerda, cruzando o corredor de motocicletas. O rapaz não conseguiu frear, se chocou contra o carro e foi lançado contra um poste. IOLANDA nada sofreu.  

A autônoma MICHELE SARAGOSA FERREIRA, de 25 anos, matou o marido, o restaurador MARCOS DE MORAES BARROS, de 46 anos, após descobrir que ele manteve um caso durante quatro anos com a irmã mais nova dela, hoje com 14 anos. O crime aconteceu na residência do casal, na Rua ANDRÉ SARAIVA, na VILA SÔNIA, ontem à tarde. MICHELE deu um tiro na cabeça de BARROS, enquanto ele dormia. Ela usou uma das armas da coleção dele, cujo arsenal incluía até uma metralhadora antiaérea calibre ponto 50. A polícia também achou hoje dois revólveres e algumas munições em uma mansão em PINHEIROS. A residência pertencia à família de MARCOS e foi vendida recentemente por 1,5 milhão de reais. A polícia investigará se o crime foi motivado pela divisão da herança. MICHELE e BARROS viviam juntos há seis anos. A irmã dela mora no litoral paulista e chegou a ficar com o casal em SÃO PAULO. Depois de executar o marido, MICHELE decidiu se entregar à policia, às 16:30 horas. Ela ficou em casa esperando a chegada da Polícia Militar. A mulher destrancou uma sala e mostrou o arsenal de guerra que o marido guardava. Um segundo cômodo da casa funcionava como oficina para reparo das armas e recarga de munição. MICHELE teve uma crise nervosa e precisou ser levada para o pronto-socorro do Hospital BANDEIRANTES. Assim que recebeu alta foi levada para o 34º Distrito Policial / VILA SÔNIA, onde foi autuada em flagrante por homicídio qualificado.

Moradores do JARDIM ROBRU, na zona leste, fizeram hoje uma última homenagem ao menino RHIAN HENRIQUE DOS SANTOS CUELLAN, de 4 anos, encontrado morto na noite de quarta-feira, dia 6 de agosto. Cercado de faixas e camisetas impressas especialmente para a despedida, o corpo do menino foi sepultado às 15 horas no Cemitério da SAUDADE, em SÃO MIGUEL PAULISTA. No mesmo dia em que o corpo do menino foi encontrado numa casinha de cachorro, moradores do bairro depredaram a casa onde vivia um menor de 16 anos que admitiu o crime.O pai de RHIAN, JUAN CUELLAN, de 33 anos, passou mal durante o enterro do filho.

O ministro da Justiça, TARSO GENRO, disse hoje que não se sente constrangido com a leitura de documentos relativos a sua vida política em encontro de militares, ontem, no RIO. “Não vejo problema em divulgar minha ficha. Ela é uma ficha aberta”, afirmou. TARSO não quis mais polemizar sobre a defesa da punição para torturadores. Ele disse não temer o pedido de afastamento do cargo, sugerido por WALDEMAR ZVEITER, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça: “Estamos em um estado de direito. Se fosse em uma ditadura, quem fizesse uma manifestação como essa seria cassado”, disse.
O secretário de Direitos Humanos, PAULO VANUCCHI, negou ter orientado a Advocacia Geral da União a admitir a existência de tortura no período militar. O órgão vai analisar a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal de SÃO PAULO, que envolve o reconhecimento de tortura na ditadura.

Na Câmara Municipal de Itapira, em Sessão Solene da AILA – Academia Itapirense de Letras e Artes na data de 08 de agosto de 2008, foi composta e oficializada a “Delegação da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo da Argentina” com mostra pública dos documentos referentes a esse momento, PLACA que foi afixada em Buenos Aires, mais outorga da Grã Cruz da Ordem do Mérito da FALASP especial da Delegação Argentina. Em Buenos Aires a FALASP recebeu a distinção internacional "Gratia Plena”, Diploma e Medalha de Prata, em uma cerimônia realizada no tradicional salão “General San Martin”, do COFA - Círculo de Oficiais das Forças Armadas Argentinas. Outorgada pela Nobilísima, Dinástica e Soberana Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora de Santa Maria de Buenos Aires - OSMBA, entidade que remonta ao século XIV, concedida no mérito para as virtudes, os trabalhos de divulgação, preservação e conhecimento da história. A entrega esteve a cargo do Soberano Grão-Mestre da Ordem de Gavaldá, o Príncipe e Conde Ruben Alberto Castro e foi recebida pelo presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, que também é embaixador, nomeado, da Maison de David Toulouse Gevaudan, a Casa Condal Soberana de Gavaldá e o Gran Prior da Ordem BONARIA no Brasil. A solenidade de gala contou com a presença de muitos membros da realeza européia, entre eles a Casa Real e Ducal de Cantabria. O Soberano desta Casa Real é o DUQUE DE CANTABRIA, S.A.R. Príncipe Don Eduardo Cuneo de Osório, que concedeu o título nobiliárquico de Marquês a Thiago de Menezes, por pedido do chefe da Maison Royale de Gevaudan. A Maison de Cantábria é a primeira Casa Real da Espanha (antes da Habsburgo e os Bourbons) e Thiago de Menezes pode usar publicamente, a partir daquela data, o Título nobiliárquico atribuído por Don Eduardo. O Grã Priorato da OSMBA no Brasil, agora comandado por Thiago de Menezes é composto pelas seguintes personalidades: S.A.R.I. C.J.+ don Waldemar Iº Baroni Santos, S.M.R.I. C.J.+ don Luis Cassio D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. C.J.+ don Tarcisio Armando D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. C.J.+ don Eloi Angélos Ghio de Athenas, S.A.R.I. D.J. doña Irene Colette Odile Cadier D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. D.J. doña Magali Mitaini Calazans D´Aquino e Baroni Santos, S.E. C.J.+ don Ricardo Lorite de Lima, C.G.M + don Rui Costa Barbosa, C.G.M.+ don Luis Fernando Salgado e D.G.M. + doña Diva Gagliardi de Menezes, segundo consta dos arquivos da referida instituição. São considerados membros da Delegação da FALASP na Argentina as seguintes personalidades culturais: Comendadora Grã Cruz Vera Lúcia Gonzalez Teixeira (Chanceler da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria”), Comendadora Drª Nilza Pinheiro de Athayde Lieh (Presidente da Academia Brasileira de Meio Ambiente - ABMA) mais os Delegados Acadêmicos das Belas Artes e Belas Letras: Carmem Lucia Xavier, Djalma Lemos Mendonça, Eduardo Alves Reis, J. Neves, Luiz Henrique Pires Carneiro, Monica Yvonne Rosenberg, Orlando Fogaça de Almeida Filho, Sonia Rocha, Sula Dray e Zuleika Maria da Conceição Ribeiro (Rizú).

MOHAMMED D´ALI SANTOS, 20 anos, indiciado pela morte e esquartejamento da jovem inglesa CARA MARIE BURK, 17anos, no fim de julho, foi transferido da carceragem da Delegacia de Homicídios de GOIÂNIA para a Casa de Prisão Provisória, no fim da manhã de hoje. Ele ficou no local desde 31 de julho.  

2 009        :      -      SÁBADO
Faleceu nesta data o CORONEL PM Ref JARBAS PINTO DE FARIAS. Nasceu em 4 de maio de 1925.

Um sábado de alta temperatura. Não há grandes problemas nesse dia. Apenas procuro arrumar os papéis que estavam espalhados na última semana. MARLENE fez um contato com a NET, que recentemente comprou o BIG em GUARULHOS, e ontem foram colocados aparelhos da NET, que melhoram muito a imagem das televisões espalhadas pela residência. 

Após fazer 2 a 0 contra o AVAÍ e dar a impressão que iria se aproximar do G-4 do BRASILEIRÃO, o SANTOS bobeou e, em quatro minutos, sofreu dois gols, empatando o jogo por 2 a 2, na VILA BELMIRO O resultado causou a ira da torcida e até de alguns jogadores, que deixaram o gramado revoltados. “Deixamos a desejar na marcação de bola parada”, criticou KLÉBER PEREIRA, autor do segundo gol santista.  

A missa de sétimo dia pela morte de JACQUELINE RUAS, de 15 anos, não teve só homenagens. A família não escondia a revolta com a agência de turismo TIA AUGUSTA, que organizou a viagem da garota à DISNEY. “Desde a morte da minha sobrinha, ninguém entrou em contato conosco. Marcamos uma reunião informal na última quinta-feira, dia 6, mas eles cancelaram de última hora sem nos dar qualquer justificativa”, explicou MAGDA DA PAZ SANTOS, tia da garota. Por causa dessa falta de explicações, a família contratou advogados para mover uma ação judicial por negligência contra a TIA AUGUSTA. “Escolhemos a empresa porque ela foi muito bem recomendada, não barganhamos preço, fomos atrás de segurança. E foi exatamente isso que faltou”, diz MAGDA.
Na missa, chamou a atenção a presença de MARIA DE NAZARÉ LIMA, de 92 anos, única bisavó de JACQUELINE RUAS. Com problemas de saúde, ela esteve ausente no enterro, mas os filhos fizeram questão de levá-la à igreja.

Foi realizado hoje à tarde, em SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA, a 250 km de São Paulo, o enterro da médica paulista RITA DE CÁSSIA TAVAREL GIACON, de 39 anos, seqüestrada e morta quando deixava um shopping em SALVADOR, BAHIA, com a filha de 1 ano e 8 meses. “É inexplicável o que fizeram com ela”, disse a amiga SÔNIA MARIA BRAGA.
Amigos presentes no enterro disseram que RITA foi bastante agredida e que ela era uma pessoa tranqüila, daquelas que não reagem à violência. A suspeita da Polícia Civil é que a médica e a filha de 1 ano e 8 meses tenham sido seqüestradas depois que saíram de um shopping na quinta-feira, onde foram fazer compras para o Dia dos Pais em SALVADOR, na BAHIA. A menina deve permanecer no Nordeste, onde vive seu pai.
No dia do crime, apenas a carteira da médica foi roubada. Jóias e outros objetos de valor ficaram dentro do carro. A polícia ainda não sabe quantas pessoas participaram do crime. A criança foi deixada dentro do veículo e não sofreu agressões.   

A semana de intenso tiroteio imobilizou o Senado e evidenciou ainda mais as suas deficiências. Projetos de grande repercussão – divórcio, maioridade penal e cotas raciais – foram escanteados na volta do recesso. “O Senado está completamente anestesiado”, alerta JOSÉ AGRIPINO MAIA, líder do DEM. Votar, porém, não é o único problema. A absolvição de JOSÉ SARNEY não elimina a lista de problemas estruturais, que exigem soluções intrincadas, difíceis. Líderes buscam “choque de ordem”, mas têm grandes barreiras à frente, como os suplentes – grupo dos sem-voto que já galgam cargos com poder de enterrar CPIs e representações.
Vem à tona, ainda, a doutrina política da tropa de choque de SARNEY. No ideário do grupo há explicação para tudo e disposição de sobra para sustentar o “bateu, levou”. ‘O padrão de ética não está muito bem definido’, chegou a dizer WELLINGTON SALDADO. ‘A ética que for criada, vou aderir’.
O País vive surpresas históricas, no compadrio de figuras que, há cerca de duas décadas, se hostilizavam. O presidente LULA, SARNEY e os alagoanos FERNANDO COLLOR e RENAN CALHEIROS, por conveniência, gravitaram todos para o mesmo lado.
Denúncias, apatia da sociedade e a censura imposta ao ESTADO, proibido de veicular notícias sobre filho de SARNEY, FERNANDO, podem reacender o autoritarismo, diz a pesquisadora ALZIRA ALVES DE ABREU, do FGV. “Esses políticos não estão se dando conta do que estão preparando para o futuro.”

Um avião de pequeno porte com três pessoas a bordo, entre elas uma criança, e um helicóptero com cinco turistas italianos, além do piloto, se chocaram hoje e caíram no Rio HUDSON, entre MANHATTAN, em NOVA YORK, e HOBOKEN, em NOVA JERSEY. Dois corpos foram encontrados. As buscas foram suspensas à noite.
O helicóptero, um EUROCOPTER AS 350, decolou em MANHATTAN. Ele é operado pela LIBERTY TOURS HELICOPTERS, que levava turistas para passeios aéreos sobre pontos turísticos locais. A empresa divulga que é a maior operadora de helicópteros de turismo e fretamento do nordeste dos EUA. O avião, um PIPER PA-32, partiu do aeroporto TETERBORO, em NOVA JERSEY, e iria até OCEAN CITY. No momento do acidente, por volta do meio-dia (13 h de Brasília), o tempo estava bom. Um pedaço de uma das aeronaves foi achado no fundo do rio.   

2 010        :        -      DOMINGO
O ESTADO DE SÃO PAULO
LULA DEIXARÁ PARA SUCESSOR CONTA DE ATÉ R$90 BILHÕES. Valor refere-se à projeção de restos a pagar de 2010 para 2011; até junho, o volume era de R$53,7 bilhões.
O presidente LULA deixará a seu sucessor pagamentos pendentes de 90 bilhões de reais, segundo a área técnica. Será um novo recorde, batendo os 72 bilhões que passaram de 2009 para 2010. O dado de 2010 até junho, é de 53,7 bilhões de reais. Essas despesas são os restos a pagar e ocorrem porque os ministérios às vezes contratam um serviço, mas ele não é concluído até dezembro. A existência dessa conta é rotineira na administração pública, mas virou uma bola de neve por causa do PAC. Os restos a pagar já são quase iguais aos investimentos previstos no ano. “O gestor público acaba ficando numa escolha de SOFIA: ou paga os restos do ano anterior ou executa o orçamento do ano”, diz GIL CASTELLO BRANCO, do Contas Abertas. “Não tem dinheiro para os dois.”
ELEIÇÕES TERÁ LÍDERES DE ESCÂNDALOS.
Personagens de todos os grandes escândalos políticos dos últimos 20 anos estão mais uma vez concorrendo a uma vaga de deputado, senador ou governador. Não houve lei, punição, investigação ou processo que afastasse essas pessoas da política. Ao contrário, elas são favoritas na eleição desta ano, a primeira disputada sob a Lei da FICHA LIMPA, aprovada para barrar candidatos condenados pela Justiça.
O ESTADO levantou as principais crises ligadas à corrupção desde a eleição de FERNANDO COLLOR à Presidência em 1989. O próprio COLLOR, candidato a governador de ALAGOAS, abre essa lista.
Ganha a companhia de figuras carimbadas dos escândalos das duas últimas décadas, entre elas JADER BARBALHO, PAULO MALUF, ORESTES QUÉRCIA, RENAN CALHEIROS, os “mensaleiros” do PT, PSDB e DEM, além de ANTHONY GAROTINHO, JOSÉ CARLOS GRATZ e os governadores cassados JACKSON LAGO, MARCELO MIRANDA e MÃO SANTA. Juntos, somam pilhas de processos na Justiça e R$200 milhões de patrimônio declarado nesta campanha eleitoral.
Três deles já conheceram de perto as celas policiais: JADER, MALUF e GRATZ. Outros fugiram de processos de cassação ou foram absolvidos pelos colegas. E todos têm uma folha corrida nos tribunais.

Hoje é DIA DOS PAIS. Sou surpreendido pelo meu enteado, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que me deu um par de chinelos de presente. Aliás ele me vê calçando um pobre par de chinelos que tem uns dez anos e estava todo cortado. Esses pequenos momentos é que fazem a delicia da vida.
Mais tarde, somos convidados para comemorar o DIA DOS PAIS na casa do NELSON e da SORAYA. É que JOÃO GOMES é pai do PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA e avô do IAGO (recentemente completou oito anos de idade). SORAYA e NELSON são avós do IAGO. Almoçamos com esta família. O pai da SORAYA também está presentes, bem como outras pessoas convidadas. 
Mais tarde recebo um telefonema de minha filha MARIZETE cumprimentando-me pelo DIA DOS PAIS. Conta os acontecimentos últimos em sua casa, principalmente com o filho FELIPE, trabalhando no RIO.

Recebo vários e-mails neste domingo. Um deles é da filha do CORONEL PM NESTOR TASSO, já falecido:
Olá,
Meu nome é Sibele Tasso e sou filha do Nestor, o coronel Nestor Tasso.
Amanhã vai ser dia dos pais e estou bastante saudosa do meu querido pai e por conta disso comecei a fazer pesquisas com o nome dele por aqui na net e me deparei com suas  memórias.
Muito bom saber que ele ainda é lembrado, mesmo que seja tão remotamente.
Desculpe pelo desabafo, mas sinto muita falta do meu PAI.
Um abraço e muito prazer
Sibele Tasso
CARÍSSIMA SIBELE
O NESTOR é quase da minha idade. Ele nasceu em 19 de setembro e eu em 27 de dezembro de 1936. Entrou na Força Pública em 21 de fevereiro de 1958 e eu em 4 de junho do mesmo ano. A única diferença é que o NESTOR foi diretamente para a Escola de Oficiais e eu entrei como sargento escrevente. Recordo-me muito da sua personalidade. Muito ciente da responsabilidade em tudo que fazia e, sobretudo, honesto em suas atitudes. Muito estudioso recebeu a medalha PEDRO DIAS DE CAMPOS por ser o primeiro colocado da turma. Você deve se orgulhar do pai, principalmente nas lembranças saudosas do DIA DOS PAIS. Mas a vida é assim mesmo e devemos aceitar os destinos que nos são reservados.  

Os torcedores que foram ao PACAEMBU esperando vingar-se do FLAMENGO pela eliminação da TAÇA LIBERTADORES devem ter deixado o estádio com uma pontinha de desapontamento. O TIMÃO até ganhou, mas o uniforme rubro-negro deixou a impressão de que o triunfo era sobre o TABAJARA FUTEBOL CLUBE, equipe fictícia criada pelos humoristas do CASSETA & PLANETA. O FLAMENGO só não sofreu uma goleada pela falta de pontaria e displicência em alguns lances dos atacantes alvinegros. O resultado foi a magra vitória por 1 a 0.
PALMEIRAS empata a sétima partida do Campeonato Brasileiro – a quarta com FELIPÃO – e fantasma de 2002 começa a assombrar. Na ocasião, o VERDÃO terminou a campetição como a equipe que mais empatou, e acabou descendo para a Série B. Estava ganhando por 1 a 0 e aos 44 minutos da etapa final deixou o GOIÁS arrancar o empate por 1 a 1.
Mais uma vez a ARENA DA BAIXADA foi um ambiente hostil para o SÃO PAULO. Visivelmente abatido pela eliminação na LIBERTADORES, o TRICOLOR foi para CURITIBA desfalcado e sofreu uma intensa pressão do ATLÉTICO-PR, que só não saiu com a vitória graças a ROGÉRIO CENI e ao árbitro, que inventou um impedimento do ataque paranaense, aos 45 minutos do segundo tempo, e não observou lei da vantagem em nova descida, dois minutos depois. O empate por 1 a 1 foi lucro.
O CRUZEIRO decepcionou sua torcida ao empatar sem gols com o GRÊMIO PRUDENTE, em IPATINGA. Os cruzeirenses possuem os mesmos 20 pontos do INTERNACIONAL, quarto colocado, mas, com uma vitória a menos, ocupam a quinta posição no BRASILEIRÃO.
FLUMINENSE derrota o GRÊMIO por 2 a 1 no Estádio OLÍMPICO e mantém a primeira colocação no campeonato.

DARIO FRANCHITTI venceu hoje o Grande Prêmio de MID-OHIO da Fórmula INDY. Com o resultado, o piloto escocês garantiu sua segunda vitória na temporada e diminuiu a diferença para o líder do campeonato, o australiano WILL POWER, que ficou em segundo lugar – POWER está com 461 pontos e FRANCHITTI com 420. O brasileiro HÉLIO CASTRONEVES, que largou na sexta colocação, completou o pódio.     

A amante do goleiro BRUNO FERNANDES, FERNANDA GOMES DE CASTRO, de 32 anos, passou mal hoje na prisão. Acusada de envolvimento no seqüestro e morte de ELIZA SAMUDIO, FERNANDA disse ter tido sangramento e foi levada à Maternidade OTAVIANO NEVES, na capital mineira. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Social, FERNANDA deve passar a noite na unidade médica. Antes de ela ser levada à penitenciária onde está presa preventivamente desde o dia 5 de agosto, seus advogados já haviam dito que havia possibilidade de ela estar grávida. O exame de ultrassom, porém, não detectou o feto. Hoje, ela seria submetida a outros procedimentos – incluindo curetagem, se necessário – para verificar se tem condição de voltar à prisão. Pela manhã, havia sido atendida por médicos da penitenciária. Além de FERNANDA, outras oito pessoas estão presas pelo caso.

Relatório da Corregedoria-Geral da Justiça Federal aponta uso excessivo de veículos oficiais por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região mesmo em período de férias, domingos e feriados. Resolução do Conselho Nacional de Justiça proíbe o uso fora do expediente O tribunal, com jurisdição em SÃO PAULO e MATO GROSSO DO SUL, é o maior federal do País. O documento aponta que, em um dos casos, o veículo percorreu 1.868 km quando o magistrado estava em férias. Os desembargadores alegam que o uso é prerrogativo do cargo e lhes dá segurança. 

O historiador e ensaísta espanhol JUAN MARICHAL LÓPEZ morreu neste domingo, aos 88 anos, em CUERNAVACA, no MÉXICO, onde vivia com seu filho. A informação foi divulgada pelo governo das ILHAS CANÁRIAS. Nascido no dia 2 de fevereiro de 1922, em TENERIFE, MARICHAL era exilado político desde os 19 anos. Catedrático e emérito da Universidade de HARVARD, ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Prêmio Nacional de História, em 1996, e o Prêmio CANÁRIAS DE LITERATURA, em 1987. Considerado uma das maiores personalidades da cultura espanhola deste século, era especialista na obra de MANUEL AZAÑA.

PATRÍCIA NEAL tinha 21 anos quando coestrelou THE FOUNTAINHED (BRAVURA INDÔMITA), de KING VIDOR, com GARY COOPER, em 1949. Ela já tinha 48 anos. PATRÍCIA engravidou, a mulher de COOPER lhe enviou um telegrama dizendo que o affair estava encerrado e o próprio amante pediu que ela abortasse. Tudo isso foi muito escandaloso para a HOLLYWWOD da época e PATRÍCIA, além de devastada emocionalmente, foi discriminada como ‘destruidora de lares’.
Vale lembrar que, na mesma época, INGRID BERGMAN largara do marido para ficar com o cineasta italiano ROBERTO ROSSELLINI. INGRID já era estrela e comeu o pão que o diabo amassou. PATRÍCIA era pouco mais que estreante. Quem ela pensava que era?, perguntavam-se executivos de estúdios e fofoqueiros profissionais.
PATRÍCIA morreu neste domingo na clínica de reabilitação que leva seu nome, em LOS ANGELES, aos 84 anos.
Não sendo extraordinariamente bela, ela foi, na sua grande fase, aclamada pela sensualidade e pelo talento. Mas nunca teve muita sorte, nem na vida nem na carreira. Os franceses cunharam uma expressão – diziam que ela tinha “mauvaise étoile”, a má estrela. Um filho sofreu grave acidente de carro aos 4 meses, outra morreu de sarampo aos 7 anos e a própria PATRÍCIA teve três derrames sucessivos quando filmava SETE MULHERES com JOHN FORD. Ela ficou um tempão no coma do qual ressurgiu com seqüelas.
Na época, era casada com o escritor ROALD DAHL, que a apoiou durante o longo e complicado processo de recuperação. PATRÍCIA recobrou movimentos fala, mas nunca voltou a ser 100% e a memória foi atingida para sempre. Antes disso, havia participado de filmes que fizeram história: a primeira versão de O DIA EM QUE A TERRA PAROU, de ROBERT WISE; BONEQUINHA DE LUXA, de BLAKE EDWARDS, como a ricaça que paga pela
Atenção de GEORGE PEPPARD; e HUD, O INDOMADO, de MARTIN RITT, como a mulher mais velha e sem atrativos seduzida por PAUL NEWMAN. Foi o papel que lhe deu o OSCAR (em 1964).
Mas o mais belo e maduro momento de PATRÍCIA no cinema talvez tenha sido no clássico de OTTO PREMINGER, A PRIMEIRA VITÓRIA. O filme começa com o ataque aéreo à base de PEARL HARBOUR. JOHN WAYNE fez um militar tão sólido que seu nome é ROCKWELL, de rocha. PATRÍCIA faz a enfermeira que está a seu lado quando ele desperta após a cirurgia de amputação da perna, atingida por um estilhaço. A cena é um modelo de economia. Minimalista, nada de grandes dramas. PATRÍCIA, até por história de vida, não precisava de muito mais para expressar dor, e solidariedade. Ela nasceu PATSY LOUISE NEAL no KENTUCKY e, além do OSCAR, ganhou outros prêmios importantes, o TONY e dois BAFTAS, o OSCAR inglês (por HUD e A GRANDE VITÓRIA). Foi uma grande dama do teatro e cinema, com passagens ocasionais, mas elogiosas, por séries e teleteatros.  

O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, se reunirá no dia 10 de agosto ao meio-dia com o novo líder colombiano, JUAN MANUEL SANTOS, em BOGOTÁ. O anúncio foi feito hoje à tarde pela chanceler colombiana, MARIA ANGELA HOLGUÍN, após encontro com seu colega venezuelano, NICOLÁS MADURO. Durante o dia, CHÁVEZ já havia selado a aproximação, ao exortar as Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) a soltar todos os seus reféns.

Sem alardes, o governo da NORUEGA conseguiu a liberação da mulher do advogado MOHAMMAD MOSTAFAEI, defensor de SAKINEH ASTHIANI, iraniana acusada de adultério e condenada à morte por apedrejamento. Segundo o advogado, o regime iraniano havia colocado sua mulher, FERESHTEH HALIMI, na solitária para pressioná-lo a se entregar. Há duas semanas, ela foi levada com dissidentes políticos à prisão iraniana de EVIN.

2 011      :    -      SEGUNDA-FEIRA
Foi uma luta neste final de semana para colocar meus papéis em dia. Felizmente consegui isso e hoje cedo procuro acertar a digitação dos principais acontecimentos de ontem, com a leitura dos jornais, a fim de manter minha biblioteca organizada. 
No MMDC aguardo a chegada do CAPITÃO PM ANÍSIO para irmos à agência do BANCO SANTANDER, na Av RANGEL PESTANA. Trata-se de regularizar a conta bancária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC face mudança da presidência e a nomeação do CAPITÃO PM ANÍSIO para a tesouraria.
Almoço com OLIVEIRA, RAFAEL e ALEMÃO um pouco mais tarde do que de costume. No MMDC, por volta das 15 horas, atendo o senhor AMADO RÚBIO. Ele vem propor que o presidente dê uma palestra na Escola MMDC. Isso seria marcado para o mês de setembro.
Dona CLEODENICE, que cuida do Professor Doutor JORGE MICHALANY, telefona para convidar-nos à festa dos 95 anos dele. Será no dia 26 de agosto, às 20 horas.
Assino os ofícios de outorga das Medalhas que serão entregues no dia 29 de agosto, às 20 horas, na LOJA MAÇÔNICA DELPHOS, em BARUERI.    
Aquela senhora de SANTA MARIA (RS) novamente telefona. Quer propagar o Movimento Constitucionalista naquela região e me convida para ir até esse lugar. São já 16 horas e estou de saída.
Em um clima de campanha, com carro de som, bateria de escola de samba, faixas e camisetas de apoio, o presidente da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP – LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em encontro realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com o objetivo de representar a legenda na disputa pela Prefeitura de São Paulo no ano que vem. Tradicional aliado dos tucanos nas eleições majoritárias em São Paulo, o PTB segue na linha de outras legendas em lançar um novo nome para a disputa municipal paulista, com o propósito de renovar o cenário eleitoral de 2012. O evento contou com a presença da cúpula de direção do partido, como o presidente nacional, ROBERTO JEFFERSON; o presidente do Diretório de São Paulo, CAMPOS MACHADO; do presidente da FIGV, BENITO GAMA; do Primeiro-Secretário da Executiva Nacional, NORBERTO MARTINS, deputados federais e estaduais, prefeitos, líderes comunitários, do ex-governador JOSÉ MARIA MARIN, dos vereadores da capital, ADILSON AMADEU, CELSO JATENE e PAULO FRANGE, assim como de todas as cidades do Estado, além de milhares de militantes do partido.
JOSÉ NELLO MARQUES ESCREVEU: Walter Abrahão, descanse em paz!
8 08 2011 - Morreu na tarde desta segunda feira o companheiro radialista, jornalista e advogado Walter Abrahão. Depois de enfrentar uma cruel enfermidade, está no céu, comentando futebol com tantos amigos de tantas glórias. Tive uma convivência maravilhosa com Walter. Me lembro de 1973, quando eu e o conterrâneo Zancopé Simões aparecemos nos estúdios da Tupi, no Sumaré, onde Walter comandava uma mesa redonda de futebol, com muita audiência. Fomos levar produtos de nossa cidade, Garça e ele nos recebeu de uma forma gentil, assim como outras centenas de vezes que nos encontramos nos microfones ou fora deles. Obrigado pela amizade, pelos ensinamentos e pelo carinho. Fique em paz amigo.

Walter Abrahão é descendente de imigrantes árabes. Seus avós eram sírios. Walter, cujos pais se chamavam José e Odete, nasceu no interior do estado de São Paulo, em Piraju, a 05 de janeiro de 1931. O pai tinha uma pequena loja e faleceu aos 86 anos. A mãe aos 92. Walter, desde garoto, gostava de esportes, mas principalmente de irradiar esportes. Participava de um jogo de botão, em que jogava e descrevia alegremente as jogadas. Veio para S.Paulo na tentativa de fazer curso superior e com a intenção também, de fazer rádio, pois ele já havia participado da programação da Lins Rádio Clube. O começo foi muito difícil, não só por sua inexperiência, como por ser um ambiente muito restrito. “Quebrou a cara”, como ele diz, mas bateu em várias portas. Tentou rádio Cultura, Piratininga, e várias outras. Por esse tempo já tinha desistido de medicina, sem primeiro sonho, e havia entrado no curso de direito na USP (Universidade de São Paulo). Estudou latim com o famoso professor Castelões, e começou a gostar das matérias jurídicas. Estava resolvido: faria rádio e Direito. E foi o que aconteceu, Conseguiu um bom lugar, ao lado de Aurélio Campos, diretor de esportes das Associadas de São Paulo. E começou a trabalhar em rádio e posteriormente na televisão Tupi. Fez sucesso. Inteligente, pertinaz, foi assessorando Aurélio e criando um estilo novo, quando veio a televisão. Não mais a transmissão-espetáculo, como faziam os locutores esportivos de rádio, mas a descrição mais realista, serena e atenta. Agradou. É verdade que levou anos para finalmente ser o responsável pelo Departamento de Esportes. Começou a irradiar os jogos menores, para bem mais tarde passar para os principais. Quando se formou em Direito, montou seu escritório de advocacia, que teve um crescimento muito grande. E aí entrou uma peculiaridade: Nunca cobrou de nenhum colega do setor artístico, embora os atendesse prontamente. Casou-se só aos 42 anos, com Laura, tendo com ela três filhos: Talita, Marcele e Walter, que seguindo o pai, estuda Direito. Walter Abrahão viajou pelo mundo todo, várias vezes, como narrador esportivo. Esteve em muitas Copas do Mundo, viveu peripécias incríveis. Achou, porém, tempo de ingressar na política e foi vereador muito votado, por duas vezes, embora fazendo uma campanha muito comedida, no que se refere a gastos. Foi Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, pela segunda vez. O único que conseguiu a reeleição. A que se deve isso? Walter Abrahão não sabe responder. A verdade é que ele tem um jeito alegre de ser, consegue ser amigo, ser equilibrado, e modesto, pois sempre se impôs por sua inteligência e profundo respeito humano, que demonstra para com tudo e com todos.

O mercado global viveu hoje o dia mais turbulento desde o auge da crise que eclodiu em setembro de 2008. A queda foi generalizada, com exceção dos títulos do Tesouro dos EUA e do ouro. O motivo imediato foi o rebaixamento da nota dos EUA pela agência de classificação de risco STANDARD & POOR´S, na sexta-feira à noite (dia 5 de agosto). O ministro GUIDO  MANTEGA (Fazenda) afirmou que “o Brasil está preparado, mas não está imune à crise”. Ele disse que o governo vai apertar as contas públicas: “Prometo a cada mês uma surpresa fiscal”. O foco do problema é a dúvida dos investidores sobre a capacidade dos países ricos de honrar dívidas. Em alguns casos (ESPANHA, GRÉCIA, PORTUGAL e ITÁLIA), a desconfiança aparece já no curto prazo. Em outros, o temor está no médio e no longo prazo, como nos EUA e na FRANÇA. A perda de valor de mercado das empresas brasileiras com a turbulência somou 146,98 bilhões de reais – PETROBRÁS, VALE e ITAÚ são quase 40% desse total. Em porcentual, a maior queda foi da MARFRIG.

A Polícia Civil do Estado de PERNAMBUCO instaurou um inquérito para investigar a morte de MONIQUE VALÉRIA DE MIRANDA, de 20 anos, encontrada com um tiro na cabeça na madrugada de ontem, domingo, dentro das instalações do Hotel de Trânsito, no parque de materiais da Aeronáutica em IBURA, na zona sul do RECIFE. O Comando da Aeronáutica abriu uma sindicância para apurar os fatos e determinou a prisão dos três soldados da corporação que estavam na companhia da vítima e de duas amigas. De acordo com as informações do DHPP, MONIQUE levou um tiro de pistola de 9 milímetros no rosto e morreu antes de receber socorro. No quarto onde o corpo foi encontrado havia vestígios de consumo de bebidas alcoólicas. As garotas, ainda segundo a polícia, teriam ido ao local a convite dos soldados, cujas identidades continuavam hoje sendo mantidas em sigilo. As investigações preliminares apontam que a vítima teria sido atingida, durante uma brincadeira, pela amiga identificada como MONIQUE FREITAS DA SILVA. A outra mulher que estava no local era MÉRCIA CRISTINA VIEIRA DA SILVA, de 21 anos. O TENENTE-CORONEL ANTONIO SILVA FILHO, do Parque de Material Aeronáutico do RECIFE, informou que os militares foram presos em flagrante por abandono do posto de serviço. Além da morte, o inquérito vai investigar como as jovens tiveram acesso ao quartel. A vítima teria recebido um telefonema de um dos soldados, convidando-a bem como suas colegas para ir até as instalações do Hotel de Trânsito. O local abriga militares que são transferidos para a região do RECIFE até que eles e suas famílias tenham endereço definitivo.   

A carreta dirigida por EDMAR PEREIRA DE SOUZA subiu hoje na barreira de proteção de um viaduto do Rodoanel MÁRIO COVAS, em OSASCO, deslizou sobre a estrutura e despencou de uma altura de cerca de dez metros. A cabine foi parar na pista da RAPOSO TAVARES, enquanto a ponta da carroceria ficou presa ao viaduto. O motorista saiu do caminhão sozinho, ileso. O acidente provocou um nó no trânsito por quase cinco horas, resultando num total de 20 km de congestionamento nas duas vias. Para o TENENTE CARLOS EDUARDO CARRILHO, o motorista é um homem de sorte. “Pela configuração que ficou a carreta, com certeza.” Por precaução, a policia o levou, em estado de choque, para um hospital. Às 16 horas, um guindaste içou a carreta e a colocou no chão. Uma hora depois, a RAPOSO e o RODOANEL estavam liberados para o tráfego.

Ao contrário dos sinais dados por governos árabes de promover um isolamento cada vez maior da SÍRIA e mesmo diante do recrudescimento da violência, o BRASIL desembarcará amanhã em DAMASCO com a intenção de manter o regime de BASHAR ASSAD engajado nas reformas, permitir que os canais de diálogo não sejam fechados e até propor uma transferência de know-how sobre como lidar com manifestantes nas ruas. ASSAD substituiu o ministro da Defesa, indicando o GENERAL DAOUD RAJHA para substituir ALI HABIB – tido como “flexível” pelos opositores. O governo sírio ainda aumentou a investida militar no coração da região muçulmana sunita da SÍRIA. Pelo segundo dia consecutivo, tanques avançaram contra a cidade petrolífera de DEIR AL-ZOR, no leste do país. Uma testemunha afirmou à agência REUTERS que, desde domingo, pelo menos 65 pessoa foram mortas na cidade. As informações não podem ser confirmadas de forma independente, já que o governo sírio proibiu o trabalho de jornalistas estrangeiros, o que torna difícil confirmar os fatos relatados pelos dois lados do conflito. Soldados invadiram hoje a cidade de MAARAT AL-NUMAN, no nordeste do país, impedindo a fuga da população.
Depois da ARÁBIA SAUDITA, dois outros países do GOLFO PÉRSICO retiraram hoje seus embaixadores de DAMASCO em protesto contra a violência das forças sírias na repressão a opositores. A pressão sobre BASHAR ASSAD deve crescer ainda mais hoje com a visita do chanceler da TURQUIA, AHMET DAVUTOGLU, à SÍRIA. KUWAIT e BAHREIN disseram ter chamados seus representantes na capital Síria para consultas sobre os acontecimentos no país. A decisão da monarquia bareinita foi considerada irônica no mundo árabe, já que as forças locais, com o apoio da ARÁBIA SAUDITA, têm liderado uma violenta repressão contra a oposição em MANAMA, com a morte de dezenas e a prisão de centenas de manifestantes.

Em uma de suas maiores vitórias em seis meses de combate contra forças do ditador MUAMAR KADAFI, opositores líbios tomaram hoje o controle da cidade de BIR  AL-GHANAM, menos de 80 km ao sul de TRÍPOLI. Agora a vila é o ponto sob controle rebelde mais próximo da capital, reduto do regime. Os insurgentes prometem usar BIR AL-GHANAM como base de uma nova ofensiva rumo a TRÍPOLI, mas reconhecem que a ofensiva deverá sofrer uma dura resistência das tropas leais a KADAFI. Apoiada pela OTAN, a oposição líbia tenta depor o regime vigente há mais de três décadas. No entanto, a campanha militar vem se arrastando desde janeiro e não há sinais de que KADAFI esteja disposto a entregar o poder. A ditadura líbia controla a região da capital, enquanto rebeldes – concentrados em BENGHAZI – têm poder sobre o leste e centro do país.

A onda de violência e de saques espalhou-se hoje para algumas das áreas mais pobres de LONDRES, no terceiro dia consecutivo de distúrbios na capital britânica. Enquanto o governo anunciava uma investigação para apontar os responsáveis pelo vandalismo, confrontos também foram registrados em LIVERPOOL, BIRMINGHAM, MANCHESTER e BRISTOL. No total, 226 pessoas foram presas – incluindo um menino de 11 anos 0 e 35 policiais ficaram feridos. A raiz da violência está na morte de MARK DUGGAN, jovem negro de 19 anos, em TOTTENHAM, zona norte da capital. A polícia diz que matou DOGGAN durante um tiroteio e afirma que ele era um traficante. A família nega e garante que o jovem foi executado após uma blitz na região. A SCOTLAND YARD não deu detalhes sobre a morte e disse apenas que o caso seria investigado.  
A menos de um ano da abertura dos JOGOS OLÍMPICOS de 2012, a onda de violência em LONDRES levantou dúvidas em muitos britânicos a respeito da segurança e do policiamento da capital durante o evento. “É fácil imaginar como a polícia estaria no limite se um problema grave como esse ocorresse durante os Jogos Olímpicos”, disse TONY TRAVERS, especialista em administração municipal da LONDON SCHOOL OF ECONOMICS. ‘Certamente, o caso vai criar uma preocupação a mais dentro da prefeitura e do Ministério do Interior. O futuro Parque Olímpico – um gigantesco complexo de 2,5 km quadrados que abrigará o Estádio Olímpico, o centro de imprensa, as piscinas, o velódromo e os ginásios de basquete e handebol – está sendo construído ao lado da HACKNEY, local dos mais violentos distúrbios de hoje. Em privado, membros do Comitê Organizador dos Jogos admitem que os distúrbios são um sinal da volatilidade de LONDRES. Oficialmente, ninguém quis comentar a respeito do assunto para não estabelecer nenhuma ligação entre a violência e o evento.

2 012    :      -    QUARTA-FEIRA
O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUT PEREZ, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Encerramento do Estágio de Adaptação de Oficiais do Quadro de Oficiais de Saúde I/12.
08 DE AGOSTO DE 2012
10:00 HORAS
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO
AVENIDA ÁGUA FRIA, Nº 1923 SÃO PAULO SP
Fazendo uma viagem de ônibus até o Metrô TIETÊ, embarco ali e vou descer em SANTANA. De ônibus, novamente, encaminho-me à APMBB. Chego cedo. Converso com vários oficiais da Academia e com os cadetes que estão recepcionando os convidados para o evento marcado para esta manhã. O TENENTE PM BRASIL é um dos oficiais que conversa comigo antes da solenidade ter início. AMADO RÚBIO, Comandante do Exército Constitucionalista, está conosco. O atual Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, vai presidir a cerimônia de Encerramento do Estágio de Adaptação de Oficiais do Quadro de Oficiais de Saúde. CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUT PEREZ faz às vezes do anfitrião. Tem ao seu lado o CORONEL PM Méd QUEIROZ. Vemos também os Chefes dos Centros de Saúde e Odontológico. Um dos médicos que está se formando hoje é o TENENTE PM Méd RODRIGO VAROTTI, nosso Diretor da Juventude na Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Também estão presentes o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, o CORONEL PM LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA e sua senhora,
Somente vamos deixar a APMBB depois do meio-dia. O CORONEL PM MAURÍCIO confirma uma solenidade com os cadetes, para a entrega do COLAR “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” em 3 de outubro.
AMADO RÚBIO acompanha-me até à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARINEI aprontara os ofícios às autoridades que irão indicar as pessoas para receber a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, em 2 de outubro. O AMADO RÚBIO começará ainda hoje a entrega desses ofícios no COMANDO SUDESTE, 8º DN, IV COMAR, Delegacia Geral de Polícia Civil, Maçonaria, OAB/SP, UNIÃO DOS ESCOTEIROS, Instituto de Polícia Técnica. Os currículos deverão chegar até 6 de setembro.
Assino os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 18 de agosto, no Monumento Mausoléu, durante reunião da COFAM.
Recebo a visita do COLOMBO. Não tenho muito tempo para atendê-lo. Ele vem trazer noticiais da OPERAÇÃO OSÓRIO. Por volta das 14 horas vou agora para o Quartel do Comando Geral.
CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, atual Comandante Geral, reúne hoje os dirigentes e os representantes das Associações e Entidade Representativas da Polícia Militar no Salão de Conferências do GCG.
Entre os presentes estão os CORONÉIS PM ALEGRETTI, LUÍS CARLOS DOS SANTOS, JORGE GONÇALVES, FREITAS, CORONEL PM RENATO CABRAL CATITA (Chefe de Gabinete) e HERRERA (Diretor de Finanças). Recentement a PMESP foi vítima de ataques numa Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público Federal. Estudam-se as melhores formas para combater esses ataques feitos, onde um promotor deu a idéia de trocar o Comandante Geral da PMESP por causa de uma onda de violência que dominou o Estado no mês passado. Discutem-se: Interpelação Judicial, Ação Cível, Ação de Danos morais contra a pessoa do Cmt Geral, danos morais coletivos. Os representantes das Associações fazem uso da palavra e haverá uma dezena de ações combatendo a ação nefasta do infeliz promotor que agiu contra o Comandante Geral, na ânsia de aparecer na mídia. Com a saída do Cmt Geral da reunião, pois tem um encontro com o Secretário da Segurança Pública, o CORONEL PM HERRERA fala sobre a abertura do Portal da Transparência dos salários dos policiais militares. Maldosamente, também, a mídia explorou altos salários de alguns coronéis. Acontece que a verdade é que alguns ganharam ações na Justiça e não se trata de salários como os jornais publicaram. Muito boa essa reunião, onde se demonstra que todos estão coesos em torno do Comandante Geral, altamente prestigiado por todos os setores do governo.
Em casa, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR comenta sobre o enterro do seu amigo TONHÃO, no Cemitério da VILA RIO, na manhã desta quarta-feira. Ele faleceu de falência múltipla dos órgãos, na UNICAMP, conseqüência de um câncer que se espalhou pelo seu organismo. Colega de longos anos, o JOÃO GOMES está bastante chateado com o acontecido.        
Coronel PM Roberval Ferreira França - Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, participou da solenidade de posse de 200 novos delegados da Polícia Civil, ocorrida nesta quarta-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes - Morumbi, na Capital paulista. Agora, os futuros policiais civis partirão para o curso de formação na Acadepol (Academia de Polícia Civil).
No começo de junho, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que aprovou o acréscimo de 60 vagas para o concurso público. O processo foi autorizado em março de 2011 e previa 140 candidatos. O aumento no número de aprovados foi motivado por uma análise positiva feita pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, com relação ao nível dos candidatos. Ao término do curso de formação, que tem duração de três meses, os delegados estarão formados e seguirão para um estágio probatório de três anos. Como o concurso foi estadual, os policiais serão designados para unidades de todo o Estado, de acordo com sua classificação na Academia e da necessidade de cada região.
O CORINTHIANS desaprendeu a vencer no BRASILEIRO. O time que fazia os adversários sofrerem no PACAEMBU agora está deixando a torcida irritada. Hoje, diante de um bom público e contra o ATLÉTICO – GO um adversário na zona de rebaixamento e que pouco tinha feito em suas visitas, o TIMÃO não foi capaz de somar os três pontos. Pior, jogando mal, sofreu para arrancar um frustrante empate por 1 a 1. A vitória do SANTOS sobre o CRUZEIRO por 4 a 2 na VILA BELMIRO representou um alívio para alguns dos males que afligem os santistas. O efeito mais imediato foi deixar para trás a zona de rebaixamento. Com 16 pontos, o time respira sossegado longe da faixa vermelha da tabela. O torcedor do BOTAFOGO deve tremer ao ouvir falar de BARCOS. Na COPA SUL-AMERICANA, o argentino fez dois golaços. No reencontro realizado hoje, mais dois para a conta na vitória por 2 a 1 e um belo presente para FELIPÃO, que completou 400 jogos como técnico do PALMEIRAS. E era para BARCOS ter feito três gols hoje. No segundo tempo, ele fez um maravilhoso que foi anulado pelo árbitro FRANCISCO CARLOS NASCIMENTO, que viu um impedimento inexistente. Mas isso não estragou mais uma noite de gala do goleador. Outros resultados: INTERNACIONAL 0 x NÁUTICO 0; BAHIA 0 x PORTUGUESA 0; FIGUEIRENSE 0 x FLAMENGO 2; SPORT 0 x VASCO 2.
O músico ANTÔNIO JOSÉ WAGHABI FILHO, o MAGRO, de 68 anos, morreu hoje pela manhã em SÃO PAULO. MAGRO estava internado no Hospital SANTA CATARINA desde o dia 11 de junho devido a complicações de um câncer na próstata descoberto havia 10 anos e diagnosticado com metástase. Ele morreu de embolia pulmonar. Cantor, compositor, arranjador e instrumentista. MAGRO era integrante do MPB4, o mais importante grupo vocal masculino da música popular brasileira, ao lado de DALMO, MILTINHO e AQUILES. No dia 8 de junho, MAGRO fez sua última apresentação ao lado deles. A notícia sobre a morte foi divulgada por meio do site oficial do grupo. “Depois de longa luta pela vida, ANTÔNIO JOSÉ WAGHABI FILHO, o MAGRO do MPB4, nos deixou. Com ele vai junto uma parte considerável do vocal brasileiro. Com ele foi a minha música. Fraternalmente, AQUILES” MAGRO nasceu em 14 de novembro de 1943, em ITAOCARA, no RIO DE JANEIRO. O músico, que tocava teclado, vibrafone, clarinete e saxofone, além de instrumentos de percursão, foi aluno de grandes nomes da música brasileira como EUMIR DEODATO, GUERRA PEIXE e do maestro ISAAC KARABTCHEVSKY. A sua parceria com os integrantes do MPB4 remonta a 1963, quando fundaram o grupo QUARTETO DO CPC, batizado graças às reuniões dos quatro no Centro Popular de Cultura de NITERÓI, no RIO. Um ano mais tarde, o grupo acabou ganhando o nome de MPB4, pelo qual ficou conhecido. Ao mesmo tempo divertido e aguerrido, MAGRO contribuiu para que o MPB4 consolidasse sua identidade como um grupo de perfil político durante a ditadura militar, mas também com espaço para o humor. Além de sua longa parceria com o MPB4, MAGRO foi responsável por arranjos e orquestrações para discos de outros artistas, como CHICO BUARQUE (“CHICO BUARQUE DE HOLANDA, VOLUME 2” E “CONSTRUÇÃO”), TOQUINHO & VINÍCIUS, TUNAY e SIMONE, entre outros. É dele também o arranjo vocal de “LAMENTOS”, de PIXINGUINHA e VINÍCIUS DE MORAES, eternizada pelas vozes de seu quarteto, e de “RODA VIVA”, clássico de CHICO BUARQUE. “Ele era um irmão nosso e era o maestro do grupo. Foi sempre maravilhoso trabalhar com ele”, disse CYBELE FREITE, do QUARTETO EM CY. MAGRO deixa um casal de filhos e a mulher, MÔNICA THIELE, do grupo VÉSPER VOCAL.
Uma hora e meia de tensão sob domínio de criminosos. Uma universitária de 24 anos, que preferiu não se identificar por medo, foi atacada após sair da Universidade CRUZEIRO DO SUL, em SÃO MIGUEL PAULISTA, na zona leste de SÃO PAULO. Durante o assalto, permaneceu quase 40 minutos no porta-malas de seu carro. A polícia desconfiou dos homens que ocupavam o FORD FIESTA prata e prendeu dois adolescentes e um procurado. Segundo a polícia, os bandidos não conseguiram usar o cartão bancário da vítima e pretendiam obrigá-la a levá-los até sua residência. A aluna do curso de recursos humanos não estava enxergando por causa do parabrisa embaçado. Por isso, parou o veículo no trajeto e resolveu limpar o vidro por fora. Quando retornava para o interior do FIESTA foi atacada por dois assaltantes. Segundo a polícia, os criminosos encontraram um terceiro parceiro. A estudante ficou por cerca de 50 minutos rodando com o trio, que tentou sacar dinheiro em caixa eletrônico. Como era necessária uma segunda senha, não conseguiram. Os bandidos ainda tentaram fazer compra em uma padaria e também não conseguiram. Nesse momento, a moça foi colocada no porta-malas. Uma equipe da PM desconfiou dos três homens que estavam no FIESTA. Houve uma perseguição e, na Avenida DAMAS ENTRE VERDES, JARDIM DOS IPÊS, interceptou o carro. A vítima foi libertada e dois adolescentes, um de 16 e um de 17 anos, foram detidos. ELSON BARBOSA DA SILVA, de 29 anos, foragido da Penitenciária de PIRAJUÍ, foi preso em flagrante. Nenhuma arma foi encontrada.    
Tropas leais ao ditador BASHAR ASSAD realizaram hoje um dos intensos ataques terrestres contra os rebeldes que tomaram diversos bairros de ALEPO, há três semanas. A vitória na batalha é considerada fundamental para que o líder sírio reafirme sua autoridade. O domínio rebelde sobre parte da cidade permitiu aos insurgentes assumir o controle de amplas regiões do norte do país. Segundo a TV estatal síria, as forças do regime se concentraram em SALAHEDDINE, no sul da cidade, matando a maioria dos insurgentes que ocupavam o bairro. Postos de controle na região usados pelos rebeldes na última semana haviam desaparecido. De acordo com as informações oficiais “terroristas” também foram mortos em BAB AL-HADEED, bairro central próximo à histórica cidadela de ALEPO, e em BAB AL-NAYRAB, no sudeste da cidade. Apesar da intensa ofensiva, um porta-voz dos rebeldes de SALAHEDDINE afirmou que as tropas do ditador não assumiram o controle do bairro. O governo da JORDÂNIA confirmou que o ex-primeiro-ministro sírio RIYAD AL-HIJAB chegou ao pais hoje – e não na segunda-feira, como foi anunciado antes, em uma aparente manobra para despistar ASSAD e facilitar a fuga do político. Segundo a TV AL-JAZEERA, ele chegou à JORDÂNIA acompanhado de 35 parentes.

Após dois dias de silêncio, o EGITO lançou um bombardeio aéreo contra alvos de militantes islâmicos suspeitos de matar 16 guardas de fronteira na Península do SINAI, no domingo. O caso levou o presidente MOHAMED MORSI a demitir o ministro da Inteligência, considerado um dos principais remanescentes da ditadura de HOSNI MUBARAK no novo governo. A resposta à crise no SINAI veio depois que o presidente passou a ser acusado de omissão diante da morte de soldados egípcios. MORSI foi criticado por não ter ido ao enterro das vítimas e seu primeiro-ministro, HISHAM KANDIL, acabou hostilizado na cerimônia e deixou o local. Segundo a imprensa egípcia, pelo menos 20 jihadistas morreram na ofensiva aérea de hoje. A cifra oficial, no entanto, não foi revelada. As decisões de hoje revelaram uma inesperada cooperação entre MORSI, da IRMANDADE MUÇULMANA, e o militares do CAIRO, que pouco antes da eleição de junho limitaram por decreto os poderes do Chefe do Executivo. MORSI ordenou o Ministro da Defesa, HUSSEIN TANTAWI, a troca do comando da polícia nacional – força que reprimiu os protestos iniciados em janeiro de 2011, acusada de vários abusos contra manifestantes. O presidente também afastou o governador da Província do Norte do SINAI, além de o chefe da polícia militar.   

2 013  :      - QUINTA-FEIRA
Nesta manhã, compareço ao ANHEMBI para assistir a formatura de mil novos sargentos da PMESP (897 homens e 103 mulheres). Irão reforçar o policiamento em todo o Estado de SÃO PAULO. Após seis meses de estudos, os policiais concluíram o Curso de Formação de Sargentos na Escola Superior de Sargentos. O treinamento envolveu aulas de Conhecimentos Gerais, Jurídico e Profissional, Psicologia, Direito Penal, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises e Ética, entre outros assuntos. Ao descer na Estação TIETÊ, do metrô, tomo um táxi para ir até o local da solenidade. Um sol forte faz com que a arquibancada do ANHEMBI se encha de padrinhos, familiares e amigos dos formandos. É muita gente. Calculo por cima numas 3 mil pessoas. Vamos encontrar vários coronéis no palanque oficial: WAGNER TARDELLI, comandante da ESCOLA SUPERIOR DE SARGENTOS, é o anfitrião, e nos recepciona; REGINALDO CAMPOS REPULHO, Comandante do Corpo de Bombeiros, é o coronel da ativa mais antigo presente; LEÔNIDAS PANTALEÃO DE SANTANA, Sub Cmt da PMESP; MARCO AURÉLIO ALVES PINTO (Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo) RENATO CERQUEIRA CAMPOS, da Assistência Militar do Tribunal de Justiça; CESAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, que está deixando o Comando de Policiamento de Choque; JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco; CARLOS EDUARDO FALCONI, que será o novo Comandante do Policiamento da Capital; AUDI ANASTÃCIO FÉLIX (Diretor de Pessoal); CÁSSIO CÉSAR ARMANI; CESAR BRANCO DE ARAÚJO; RUI CONEGUNDES DE SOUZA, Chefe da Corregedoria PM; CARLOS MAGNO DA SILVA; CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI, que será o novo Comandante de Policiamento de Choque; NIVALDO CÉSAR RESTIVO, Comandante do CPA/M-10; DIMITRIOS FYSKATORIS, Comandante do CPA/M-8; KLÉBER DANÚBIO DE ALENCAR JÚNIOR, do CPA/M-12; OMAR LIMA LEAL, da DEC; GLAUCO SILVA DE CARVALHO, da DPCDH. O CORONEL PM Ref JULIO GOMES DA LUZ (que durante vários anos foi o Superintendente da Caixa Beneficente) está em companhia do TENENTE-CORONEL ALVES SOUZA (do Exército Brasileiro); TENENTE-CORONEL PM BENENTANI; TENENTE-CORONEL PM EDSON LUIZ GASPAR (Comandante do GPRAe): TENENTE-CORONEL PM GALDINO.
A maior autoridade presente é o CORONEL PM JUIZ ORLANDO GERALDI, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Está em companhia do Secretário LOURIVAL GOMES e do Comandante Geral da Polícia Militar, CORONEL PM, BENEDITO ROBERTO MEIRA. O atual Superintendente da Caixa Beneficente da PMESP, CORONEL PM Res ERNESTO DE JESUS HERRERA comparece para abrilhantar o evento, bem como o Deputado Estadual SÉRGIO OLÍMPIO GOMES e os CORONÉIS PM, vereadores, CAMILO e TELHADA, e outros coronéis da reserva. O VIGILANTE RODOVIÁRIO CARLOS MIRANDA, nosso velho conhecido, está fardado de coronel rodoviário, tal como em seus antigos filmes.    
A solenidade transcorre de maneira brilhante. A turma de formandos denomina-se “ALUNO SARGENTO PM EDIVANIL BISPO DOS SANTOS”. Durante a solenidade, foram prestadas homenagens especiais aos três primeiros colocados do Curso de Formação de Sargentos: ROGÉRIO APARECIDO DE SOUZA (primeiro colocado), do 34º BPM/I; ALEXANDRE APARECIDO DA CRUZ (segundo colocado), do GRPAe; e MARCOS FERNANDO NOVAES (terceiro colocado), do 37º BPMM. Vai terminar tarde.

Uma grande movimentação no MMDC nesta tarde. Recebemos as visitas do THELL DE MORAES, WILLIAM MASCARENHAS, AMADO RÚBIO, SÍLVIO LUÍZ DA ROCHA, ANTONIO GIRÃO e outras pessoas. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES telefona. Ele esteve no HOSPITAL MILITAR e diz que o CARLOS ALBINO PAZELLI, nosso companheiro da ESCOLA DE OFICIAIS, sofreu uma traqueostomia e está se recuperando bem. Os médicos acharam melhor não operar o coágulo causado pelo AVC, face ser uma cirurgia de alto risco. Vão observar as reações do paciente após essa traqueostomia. O MENDES esteve na ACADEMIA MILITAR DO BARRO BRANCO e está marcada a data de 14 de setembro para um almoço da nossa turma com o Comandante da APMBB. Quer ele que eu procure a REVISTA “O XV” de 1963, bem como as posições nossas quando saímos aspirantes a oficial.   
Nosso colega da Escola de Oficiais, CORONEL PM NILSON GIRALDI, manda a seguinte mensagem:
Companheiros de turma
Após ministrar minhas aulas e palestras para o "Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública" (exCSP), com autorização especial de um dos seus alunos, o Ten Cel Méd Cury, psiquiatra e Diretor do Centro Médico, visitei o Pazelli.
Em virtude do agravamento do seu quadro pulmonar os médicos tiveram que fazer, no dia de hoje (08Ago13) uma traqueoscopia restabelecendo sua respiração.
A cirurgia correu sem problemas.
Mas a situação do Pazelli é lamentável e grave.
Só conseguimos nos comunicar olhando um para o outro, e ele pegando minha mão e apertando; e eu apertando a dele (mão direita).
Oremos por ele...
Abração

O Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA, disse que o TENENTE-CORONEL PM WÁGNER DIMAS vai ser investigado por ter dito, em entrevista à Rádio BANDEIRANTES, que a CABO PM ANDREIA PESSEGHINI denunciou colegas policiais por suposta participação no roubo a caixas eletrônicos e, por esse motivo, poderia ter sido assassinada. “Conheço bem o DIMAS e posso garantir que ele tem um ótimo caráter. Ele ficou muito abalado com a morte da CABO PM ANDRÉIA e de toda a família dela”, disse o comandante.

Um protesto acabou em confusão entre a noite de quarta-feira e a madrugada de hoje na Câmara Municipal de CAMPINAS. A Tropa de Choque da Polícia Militar tirou à força os manifestantes de dentro do prédio. Houve muita depredação, principalmente no plenário da Casa. Mesas, cadeiras, placas, bandeiras e equipamentos eletrônicos foram destruídos. Paredes foram pichadas com símbolos anarquistas. Segundo a polícia, 138 pessoas – 31 adolescentes - foram detidas. A ocupação durou cerca de quatro horas. O protesto foi convocado para cobrar melhorias no transporte público. Depois de caminhar pelas ruas da cidade, os manifestantes decidiram ir até o legislativo pedir providências dos vereadores. Nesse momento, somente 25 guardas municipais protegiam o prédio. A multidão, então, invadiu o local. Enfurecidos, os populares reviraram mesas e jogaram cadeiras para cima da porta para impedir a entrada da Polícia Militar. O presidente da Câmara, CAMPOS FILHO, ainda tentou uma trégua, mas foi ignorado. A Tropa de Choque, então, passou a retirar os manifestantes carregados e, alguns, até arrastados. CAMPOS FILHO informou que vai fazer um levantamento dos bens perdidos e cobrará dos responsáveis o prejuízo.    

O PAPA FRANCISCO aprovou novas medidas para combater a corrupção no VATICANO, com ações que buscam a prevenção e o combate â lavagem de dinheiro. O conjunto de novas regras, aprovado por meio de um “MOTU PROPRIO” (documento papal), é mais uma tentativa de aumentar a vigilância sobre as atividades econômicas, assim como para colocá-las de acordo com os padrões internacionais.

Autoridades em DALLAS confirmaram, hoje, o assassinato de ao menos quatro pessoas em uma série de tiroteios. Um suspeito foi preso. A polícia disse que foi chamada em uma casa na noite de ontem onde encontrou quatro vítimas, duas delas mortas. O suspeito fugiu para DESOTO, onde se envolveu em um outro tiroteio. Quatro pessoas foram atingidas por disparos e duas morreram. O homem preso tinha uma granada.

2 014     :    -    SEXTA-FEIRA
JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO – PICHADORES PREVEEM CONTRA-ATAQUE COM SPRAY – (reportagem de EDUARDO ATHAYDE).
A suspeita de que policiais militares tenham matado deliberadamente os pichadores ALEX DALLA VECCHIA COSTA, de 32 anos, e AILTON DOS SANTOS, de 33,a pós a dupla invadir um prédio “somente” para pichar o edifício vai fortalecer o movimento de pichação na cidade.
A avaliação é de integrantes da grife MAIS IMUNDOS, uma das maiores de SÃO PAULO, com no mínimo 2 mil membros. Eles atuam, sobretudo, na zona sul da capital. Grife é a palavra usada para classificar gangues de pichadores paulistanos.
Na quarta-feira, ontem, a Corregedoria da PM determinou que um tenente, um sargento e dois cabos fossem presos administrativamente por suspeita do assassinato de ALEX e AILTON. Hoje, a Justiça decretou a prisão temporária dos quatro. Os PMs participaram da ação no prédio localizado na MOOCA, zona leste, na quinta-feira da semana passada, que terminou com a morte dos pichadores.
Para N.N.C., 37 anos, integrante do MAIS IMUNDOS desde 1995, a decisão dos policiais de matar ALEX e AILTON tornou os dois uma espécie de “mártires” do movimento. “Se a PM pensava que matando um dos nossos eles iriam nos causar medo e intimidação, se enganaram redondamente. Agora estamos mais fortes e vamos pichar a cidade com mais intensidade”, avisou. Ele se negou a dar o nome completo.
O DIÁRIO acompanhou dois membros do MAIS IMUNDOS pelas ruas da VILA JOANIZA, periferia da zona sul, uma das regiões com maior presença de pichadores.
RAFAEL VAZ, 31, é dono de uma galeria de grafite na VILA OLÍMPIA, bairro nobre da zona sul. Ele admite que o movimento provoca a PM. “Sei de pessoas que já picharam até muro de batalhão. Com nós é assim!, disse, em tom de desafio.   

Numa data em que a temperatura não ajuda, inclusive com garoa, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em situação precária, com dores de estômago. Antes passo pelo Quartel do Comando Geral para entregar dois ofícios endereçados ao CORONEL PM MEIRA. Converso com o CAPITÃO PM LUÍZ ANTONIO, no SCOMSOC, sobre o restauro do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Não é certa a entrega do Obelisco em setembro e, provavelmente o evento de 2 de outubro irá ser realizado no QCG. Recebo uma listagem atualizada dos atuais comandantes das Unidades da PM.
No MMDC MARINEI já acertou a listagem das pessoas indicadas para serem condecoradas numa solenidade que irá acontecer na noite de 25 de agosto na Câmara Municipal de GUARULHOS. O WILLIAM MASCARENHAS já levou os diplomas desse evento para o Conselho de Honrarias e Mérito. Ele conversa comigo sobre a sua viagem no domingo, dia 10, para BAURU. Na segunda-feira estará tratand.  o com oficiais do 4º BPMI e a mídia local o evento em que dona BIANCA MORANDI TELLES RUDGE receberá, em 23 de agosto, a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Almoço na AOPMESP com COLOMBO, RAFAEL e FERREIRA. Estamos trocando ideias sobre a viagem que COLOMBO irá fazer para a IRLANDA. O embarque está marcado para 5 de setembro. Depois passamos na agência do BANCO DO BRASIL, localizada no Corpo de Bombeiros.
Recebo a visita do SUBTENENTE GEORGE TRAJANO. Falamos sobre futuros eventos programados pelo MMDC. No dia 12 de agosto iremos até SOROCABA a fim de comemorar o “DIA DO ALVARENGA” no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico daquela cidade.
MARINEI tem um problema com o GABRIEL e precisa sair mais cedo. Acompanhado pelo GEORGE deixo o MMDC por volta das 16 horas

O prefeito Jonas Donizette participou da solenidade oficial de passagem de comando do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior realizada na tarde desta sexta-feira, 8 de agosto, na própria sede da corporação, no bairro Bonfim. Jonas Donizette também foi condecorado com a Medalha Centenária do 8º BPM do Interior. A honraria é concedida para autoridades militares e civis em sinal de reconhecimento e agradecimento por serviços prestados, direta ou indiretamente, para valorização da Polícia Militar.
 Jonas Donizette cumprimentou o coronel Luiz Marcos Teodoro de Souza pelo trabalho realizado no comando do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Ao tenente coronel Cícero Bernardo da Silva, que foi empossado para o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o prefeito deu os parabéns e destacou a importância do trabalho da PM para levar segurança à população.

“Como prefeito, quero registrar o quanto o trabalho de vocês é fundamental para a cidade. Mulheres e homens que fazem parte desta Corporação, vocês têm o respeito da população de Campinas pelo trabalho sério e dedicado da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, disse.
O prefeito também deu os parabéns aos familiares, amigos das demais autoridades militares e civis presentes e que, como ele, receberam a Medalha Centenária. “É o reconhecimento por todos que trabalham e se dedicam à sociedade”. Ao todo, 45 pessoas foram homenageadas e condecoradas com a honraria por terem, de alguma forma, contribuído com a cidade.
A aposentada Celina Oliveira e sua amiga Hercy de Godoy Schubert acompanharam a solenidade e cumprimentaram o prefeito pelo recebimento da Medalha Centenária. O prefeito as citou em sua fala, como representantes da sociedade que é alvo da segurança proporcionada pela PM.
O coronel Marcelo Nagy, comandante do CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior da Policia Militar) disse que a presença do prefeito “honrou em muito” a solenidade. O ato também marcou a comemoração do 113º aniversário do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que é o mais antigo da cidade. No total, há quatro Batalhões em Campinas.

O Ministério Público Estadual pediu a prisão do ex-subsecretário de Finanças na gestão GILBERTO KASSAB, RONILSON BEZERRA RODRIGUES. Também foram denunciados à Justiça mais 10 pessoas por suposto envolvimento no esquema de corrupção conhecido como MÁFIA DO INSS.
A quadrilha teria desviado mais de 500 milhões de reais da Prefeitura. Os funcionários públicos cobravam propina de construtoras para liberar o funcionamento do empreendimento. Shoppings e grandes obras teriam pago suborno à quadrilha, que agiu pelo menos entre 2005 e 2012. Mais de 400 empreendimentos foram liberados com o pagamento de vantagens aos funcionários.
Foram denunciados, além de RONILSON: EDUARDO HORLE BARCELLOS, ex-diretor do Departamento de Arrecadação e Cobrança; CARLOS AUGUSTO DI LALLO LEITE DO AMARAL, ex-diretor da Divisão de Cadastro de Imóveis; o ex-agente de fiscalização LUÍS ALEXANDRE CARDOSO DE MAGALHÃES, e o ex-auditor fiscal de rendas municipal AMILCAR JOSÉ CANÇADO LEMOS. Os outros acusados têm ligações de parentesco ou fizeram negócios com os fiscais.
RONILSON, EDUARDO, CRLOS AUGUSTO e LUÍS ALEXANDRE foram demitidos pela gestão FERNANDO HADDAD, que descobriu a fraude no ano passado. Os 11 foram denunciados por concussão, formação de quadrilha, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação da Controladoria-Geral do Município foi feita em conjunto com o MP e a Polícia Civil. Pelo menos 15 construtoras estão sendo investigadas. A incorporadora BROOKFIELD admitiu o pagamento de quatro milhões em propina.
Boa parte do dinheiro era depositada em contas de empresas de familiares dos ex-agentes. Foram descobertas contas em bancos do exterior com mais de 1,5 milhão de reais. O patrimônio dos líderes da quadrilha, somado, supera cem milhões de reais. Essa denúncia da promotoria se concentrou na ação dos fiscais e não incluiu políticos, que poderão ser alvos de denúncias em outros procedimentos posteriormente.

Três pessoas de uma mesma família morreram nesta madrugada, por volta das 4 horas, no bairro do JABAQUARA, na zona sul de SÃO PAULO, após um incêndio destruir parte da residência onde viviam.
Uma idosa de 84 anos, a neta de 22 anos e a bisneta de 2 anos estavam dentro de casa e acordaram com o fogo. Segundo os vizinhos, elas chegaram a gritar por socorro, mas eles não conseguiram entrar no imóvel para resgatá-las.
Um morador conseguiu abrir o portão da casa, mas percebeu que as chamas já tinham consumido parte da residência. “Eu ouvia elas pedindo socorro. Via aquele monte de fumaça preta saindo e eu desesperada. Não tinha como saber o que fazer”, contou a aposentada NATIVIDADE PACHECO ao site G1. Pelo menos nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para o local. As vítimas chegaram com vida, mas morreram logo após dar entrada no centro médico. “Era uma família muito boa. É triste. Muito horrível”, disse o aposentado MAURO MARTINS.
A perícia suspeita que uma vela acesa ou um curto circuito tenham causado o incêndio, mas uma investigação da perícia da Polícia Civil vai apurar as causas do fogo.

Uma mensagem de texto de celular salvou uma família de um sequestro no JARDIM JAÚ, na zona leste, na noite de quinta-feira. O dono do imóvel foi abordado por dois bandidos no portão e forçado a entrar em casa. No interior estava sua mulher e o filho, que teve tempo de avisar a namorada do que ocorria por SMS. A família foi amarrada e amordaçada pelos criminosos. Durante 20 minutos, eles roubaram joias, televisão, eletrônicos e dinheiro. Ao perceberem a chegada da polícia, fugiram pelos fundos, mas um terceiro bandido, que esperava do lado de fora do imóvel, foi preso.

Um dia após o DIÁRIO mostrar que gangues de pichadores estariam planejando sujar ainda mais a capital para “vingar a morte” por policiais de ALEX DALLA VECCHIA COSTA, de 32 anos, e AILTON DOS SANTOS, 33, a Polícia Militar surpreendeu, nesta madrugada, três pichadores em um prédio residencial no JARDIM DA SAÚDE, na zona sul da cidade.
ALEF FERREIRA DOS SANTOS, de 20 anos, ALEXANDRE DE OLIVEIRA MARINHO, 39, e RENAN FRANÇA RIBEIRO, 23, disseram em depoimento que se encontraram no Centro e resolveram pichar um edifício na região do SACOMÃ, perto da casa de um deles.
Neste momento, enquanto conversavam, encontraram jornalistas de uma rede de televisão. O trio teria pego carona no carro da emissora. Os jornalistas, segundo depoimento dos acusados, deram uma câmera para a pichação ser gravada.
Os três, então, pularam o portão do Prédio Conjunto Habitacional MIRAFLORES, subiram doze andares, danificaram o portão de acesso ao terraço e iniciaram a pichação.
Avisado por moradores, o síndico do prédio acionou a Polícia Militar, que surpreendeu os suspeitos. No momento da abordagem eles teriam gritado “somos pichadores, somos pichadores”. Foram apreendidos um rolo de pintura acoplado a um cabo de vassoura, uma garrafa com tinta azul e uma câmera de filmagem.
Às autoridades, os detidos disseram estar com uma equipe de televisão e revelaram ter combinado a ação com eles. Na rua do prédio os PMs abordaram os jornalistas.
Os profissionais afirmaram que estavam trabalhando em uma reportagem sobre pichação e haviam conhecido o trio naquele dia. Eles negaram ter combinado ou incentivado o ato e disseram que apenas se aproveitaram o fato de eles já terem a intenção de pichar e deram a câmera para enriquecer a reportagem com as cenas. Foi elaborado um termo circunstanciado no 26º DP (SACOMÃ) e todos foram liberados.

Dez anos depois de se perder dos pais no tsunami corrido na INDONÉSIA, uma menina, hoje com 14 anos, reencontrou a família hoje. “Meu coração bateu tão rápido quando a vi. Eu a abracei e ela me abraçou de volta e se sentiu tão confortável em meus braços”, disse a mãe da garota, JAMALIAH.
RAUDHATUL JANNAH tinha apenas 4 anos na época do desastre e seu irmão, 7. Em meio à inundação causada pelo tsunami na região em que moravam, na província de ACEH, em 26 de dezembro de 2004, os dois foram separados dos pais enquanto se agarravam a um pedaço de madeira. Os pais também sobreviveram à tragédia, mas desistiram de procurar os filhos depois de um mês, acreditando que estavam mortos.
Em junho desse ano, um tio de RAUDHATUL viu uma menina muito parecida com ela em uma vila local e começou a fazer perguntas na região. Ele descobriu que a garota havia sido resgatada por um pescador em uma das ilhas da província e levada para a casa da mãe do homem, que deu à garota o nome de WENI e a criou durante todos esses anos.
Depois de receberem essa informação, os pais da menina foram até a cidade de BLANGPIDIE e descobriram que a garota era mesmo RAUDHATUL. “Meu marido e eu estamos muito felizes. Sou tão grata a Deus por nos reunir à nossa filha dez anos depois de sermos separados”, afirmou a mãe da garota, que garantiu não ter dúvidas de que a menina é sua filha, mas está disposta a fazer um teste de DNA.
A menina contou à mãe que o irmão, ARIF PRATAMA RANGKUTI, também sobreviveu ao tsunami, mas ela não sabe onde ele está atualmente. A família pretende, agora, continuar a busca pelo outro filho, que hoje tem 17 anos. O tsunami que atingiu a região do Oceano Índico em dezembro de 2004 causou a morte de 230 mil pessoas de 14 nacionalidades.       

A polícia da SUIÇA localizou um corpo que pode ser do estudante brasileiro MATHEUS HENRIQUE MARIOTO, de 23 anos. Os exames que podem comprovar a identidade do corpo devem ficar prontos na terça-feira. O jovem, que mora em ASSIS, no interior paulista, está desaparecido desde o último sábado. Ele teria pulado em um lago durante uma festa de música eletrônica realizada em ZURIQUE, na SUÍÇA. O Consulado Brasileiro em ZURIQUE e o Ministério das Relações Exteriores já foram acionados. Segundo informações da família, testemunhas viram quando MATHEUS saltou do lado sul da ponte QUAIBRÜCKE e mergulhou no LAGO ZURIQUE.

Os ESTADOS UNIDOS bombardearam hoje posições de artilharia do Estado Islâmico no IRAQUE, que ameaçavam o pessoal norte-americano na BASE DE ERBIL, no CURDISTÃO iraquiano. “A artilharia foi utilizada contra as forças curdas que defendem ERBIL”, declarou, no TWITTER, o porta-voz do PENTÁGONO, ALMIRANTE JOHN KIRBY. Ele informou que dois caças F-18 lançaram bombas de 250 quilos, guiadas por laser, sobre uma peça de artilharia móvel perto de ERBIL. Na quinta-feira os combatentes do Estado Islâmico tomaram QARAQOSH, a maior cidade cristã do IRAQUE, e ainda a maior barragem do país, em MOSSUL, cidade que controlam desde 10 de junho. OBAMA acusou o Estado Islâmico de querer “a destruição sistemática da totalidade (...) do povo (yazidi), o que constituiria um genocídio.” Também avisou aos jihadistas que seriam alvo de eventuais ataques aéreos caso tentassem marchar sobre ERBIL. Depois dos ataques, A FAA dos ESTADOS UNIDOS proibiu que aviões comerciais norte-americanos sobrevoem o IRAQUE. A FAA citou “situações potencialmente perigosas criadas pelo conflito armado”. O PAPA FRANCISCO enviará ao IRAQUE o CARDEAL FERNANDO FILONI, antigo núncio no país, para apoiar a população, em parte cristã, anunciou hoje o VATICANO.

A OMS decretou hoje que a epidemia de febre hemorrágica pelo vírus EBOLA, registrada em pelo menos quatro países da ÁFRICA OCIDENTAL é emergência de saúde pública de alcance mundial. O vírus já causou pelo menos 932 mortos e infectou mais de 1,7 mil pessoas desde que surgiu, no início do ano, na GUINÉ-CONACRI. A OMS “aceitou as condições da Comissão de Emergência Sanitária, que esteve reunida quarta-feira e quinta-feira desta semana em GENEBRA, informou a diretora-geral da Organização, MARGARET CHAN. Segundo ela, a comissão foi unânime em considerar que se verificam as condições de uma emergência de saúde pública de alcance mundial. Diante de uma situação que continua a agravar-se, é necessária uma resposta internacional do EBOLA.”. A epidemia do EBOLA é a mais grave das últimas quatro décadas, destacou CHAN. Ela disse que os países da AFRICA OCIDENTAL mais atingidos – LIBÉRIA, SERRA LEOA, GUINÉ-CONACRI e NIGÉRIA – não têm meios para responder sozinhos à doença e pediu à comunidade internacional que forneça o apoio necessário. Os ESTADOS UNIDOS vão mandar uma equipe de médicos para ajudar no tratamento das vítimas. O vírus foi detectado pela primeira vez em 1976 na República Democrata do Congo.

O músico argentino IGNÁCIO HURBAN apareceu em público hoje pela primeira vez desde que descobriu sua verdadeira identidade: é filho de desaparecidos da ditadura argentina (1976-1983) e neto de ESTELA DE CARLOTTO, presidente da organização AVÓS DA PRAÇA DE MAIO. “Estou um pouco emocionado porque soube da notícia há pouco tempo, mas estou extremamente feliz e me sinto feliz por ver a felicidade dos outros”, disse, em entrevista coletiva cheia de jornalistas, parentes e outros netos desaparecidos. IGNÁCIO HURBAN – ou GUIDO MONTOYA CARLOTTO, nome dado pela mãe, LAURA – é o neto número 114 recuperados pelas AVÓS DA PRAÇA DE MAIO.   

2 015     :       -     SÁBADO
Ontem foi uma data muito significativa para o MMDC. Duas solenidades de entregas de condecorações da Sociedade, no Auditório da UNICSUL - CAMPUS ANÁLIA FRANCO e no 3 BAEP, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, transmitiram o nosso sentimento pelos heróis de 32. Quanto a medalha do Centenário do 8º BPMI, em CAMPINAS, ela é dedicada também aos voluntários da Revolução de 32, pois a recebi por ser o presidente da Sociedade. Caso contrário, tenho certeza que não seria condecorado.
Recebo cumprimentos pelo DIA DOS PAIS antecipadamente. Um deles é o do MARIANO TAGLIANETTI, nosso intemerato "embaixador" em CURITIBA. Antes ele mandara o discurso do DESEMBARGADOR PEDROSO, que falou em 25 de julho pelos condecorados com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA naquela solenidade. Inclusive colocara o teor do discurso em meu blog. 
Caríssimo e nobre Cel. VENTURA, boa noite !
Em primeiro minhas felicitações pelo dia dos pais.
Pela saga esposada e tenacidade no desempenho a história irá considerá-LO o pai mais notável do MMDC.
Ao consagrar em SUAS "MEMÓRIAS..." o Des. PEDROSO na véspera do "DIA DOS PAIS", não poderia oferecer melhor presente a ELE que possue,
se não me engano, 18 (dezoito) filhos porfiando e lutando como HOMEM DE BEM por todos.
Agradeço e retribuo a amizade que tenho pelo nobre e
distinto paladino que ainda concorrerá com experiência e tenacidade para manter vivos os ideáis de 32.
Fraternal apreço, Mariano.

A informação de que Celso Pìnheiro Pimenta, o Playboy, de 33 anos, iria se encontrar com um pai de santo neste sábado (8) foi essencial para que policiais federais levantassem a localização do bandido, morto em operação conjunta da corporação com a Polícia Civil e a PM. A polícia Federal descobriu que ele estaria na comunidade para o encontro, e monitorou três endereços onde ele poderia estar escondido.
Como mostrou o RJTV, o bandido levou um tiro no peito e outro na perna. Segundo a polícia, ele reagiu após ser encontrado na casa da namorada, no Morro da Pedreira, Zona Norte do Rio, por uma equipe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Playboy ganhou esse apelido porque foi criado em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, numa família de classe média. Ele tinha trinta e três anos. A polícia diz que, aos 16, já era bandido.
Delegados de diferentes corporações detalharam na tarde deste sábado (8) a operação que terminou com a morte de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, no Conjunto de Favelas da Pedreira, Zona Norte do Rio, neste sábado. Segundo Fabrício Pereira, da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, Playboy tentou resistir a tiros de pistola. Ele afirmou que uma pistola Glock foi apreendida na casa onde o traficante morreu e, na residência de sua namorada, foi encontrado um Fuzil 762.
Segundo a polícia, a operação começou por volta de 12h. Ainda de acordo com Pereira, Playboy estava com quatro homens armados e reagiu no momento em que a equipe da Core chegou à casa de sua namorada. "Ele estava com quatro seguranças e tentou atirar", disse ele. Nenhum dos seguranças, entretanto, foi preso, embora a polícia tenha encontrado motos e quentinhas abandonadas por eles antes da fuga.
Durante a coletiva, o Comando de Operações Especiais (Coe) da PM anunciou que vai ocupar o Complexo da Pedreira por tempo indeterminado. A determinação é da Secretaria de Segurança junto ao Comando da Policia Militar. A ocupação já começa neste sábado (8).
"As ações visando a prisão de marginais e a apreensão de armas continuarão", afirmou Antônio Goulart, da inteligência da Polícia Militar. A ocupação já estava prevista desde ontem, em caso de sucesso na operação de captura do Playboy. "O complexo é bastante extenso. Uma estimativa de 400 homens, no mínimo, seria bom", disse o coronel.
A Polícia Federal afirmou que investiga Playboy e sua quadrilha há um ano. A corporação levantou locais onde o bandido poderia estar. "Outros serao presos em breve", afirmou João Luiz Araujo, delegado da Polícia Federal. A presença de policiais e agentes do estado na folha de pagamento de Playboy, segundo a PF e a PM, "não é impossível de ocorrer". "A investigação vai continuar", afirmou. 

A Corregedoria da Polícia Militar prendeu, nesta madrugada, 14 policiais da ROTA, a tropa de elite da PM paulista, após a morte de dois suspeitos, durante uma suposta troca de tiros. O caso aconteceu na última quinta-feira, na Avenida DOUTOR FELIPE PINEL, em PIRITUBA. Sem dar detalhes, a Secretaria de Segurança Pública disse que os policiais militares estão detidos "administrativamente". O primeiro pedido de habeas corpus, apresentado pela defesa dos agentes, foi negado nesta tarde pelo Tribunal de Justiça Militar.
Segundo a nota que informou a prisão, durante a ação que resultou na morte dos dois homens foram apreendidos, no carro em que os suspeitos estavam, uma submetralhadora 9 milímetros, um revólver calibre 32, um colete balístico e ainda duas bananas de dinamites.
No boletim de ocorrência, os policiais relataram que por volta das 14 horas de quinta-feira desconfiaram de um FIAT PALIO azul e decidiram abordar os três ocupantes. Uma testemunha afirmou que um dos homens já tinha sido parado por uma viatura da ROTA antes desse horário em GUARULHOS.
Ainda segundo a versão dos PMs, um dos ocupantes desceu armado do carro e começou a atirar contra a viatura. Os agentes, então, revidaram e atingiram o suspeito. A partir daí começou uma perseguição aos outros dois homens que estavam no veículo. Eles ainda tentaram fugir, mas bateram em seguida. Ao tentar sair do local a pé, um deles se escondeu em um matagal e também acabou baleado pelos policiais militares, em nova troca de tiros, e morreu. O terceiro suspeito não foi encontrado. 

Um grupo de haitianos foi atacado na BAIXADA DO GLICÉRIO, região central, no último sábado. O caso só foi divulgado hoje. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informou que seis haitianos ficaram feridos. O padre PAOLO PARISI, da MISSÇAO PAZ, que abriga imigrantes, disse que foram utilizadas armas de chumbinho. Os feridos acabaram atendidos no Hospital Municipal TATUAPÉ. Dois dos feridos devem passar por cirurgia na segunda-feira, dia 10.

A presidente DILMA ROUSSEFF antecipou, de segunda-feira para domingo, reunião da coordenação política do governo para discutir a crise política. Ela convocou o vice, MICHEL TEMER, e ministros, para encontro no Palácio da ALVORADA e partir das 19 horas. Muitos estão em seus estados e viajarão à BRASÍLIA no meio da tarde por causa do DIA DOS PAIS.
O encontro foi antecipado porque DILMA tem compromisso oficial em SÃO LUÍS (MA), na segunda-feira, para cerimônia de unidades habitacionais do programa MINHA CASA, MINHA VIDA.
Um dos temas que será tratado é um pedido feito por um grupo de peemedibistas, entre eles o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, para que haja modificações na Casa Civil. O próprio partido do senador, além de congressistas de legendas da base aliada e até petistas, defendem a saída do ministro ALOIZIO MERCADANTE.
A pressão para que ele deixe o cargo é sistemática. Um dos principais defensores da medida é o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Ele voltou à carga nos últimos dias, quando chegou a DILMA a notícia de que sua vida, ao menos no Senado, poderia ser mais tranquila sem MERCADANTE. A redução de ministérios e uma reforma ministerial também serão tratados no encontro de amanhã.
Segundo fontes do governo, apesar de simbolicamente, ser uma boa sinalização o corte de parte dos 39 ministérios, a equação não é fácil de ser feita. Com o governo fragilizado e a relação com os partidos aliados deteriorada, cada mudança poderá gerar um novo contencioso. "Internamente, há mais clima para reforma do que para redução de ministérios. E assim mesmo tem de ser feita de maneira cirúrgica para evitar ainda mais problemas com os aliados", disse um integrante do governo.
De acordo com o jornal "O ESTADO DE SÃO PAULO" LULA foi sondado por líderes petistas e representantes do governo sobre a possibilidade de ocupar uma vaga de ministro para tentar "salvar" o governo de um possível impeachment de DILMA. O ex-presidente, porém tem dito que prefere passar os próximos meses viajando para fazer a "defesa da democracia" e de uma agenda nacional de educação.

O SANTOS respira aliviado. A cada rodada consegue se afastar mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Hoje, na VILA BELMIRO, o PEIXE entrou em campo ligado e venceu facilmente o CORITIBA por 3 a 0. Com o resultado, o time chegou a 20 pontos, na 12ª posição, e abriu seis de diferença para o grupo dos quatro últimos colocados.

Manuel Contreras, ex-chefe da Polícia Política da ditadura de Augusto Pinochet, cujos restos foram cremados neste sábado (8), morreu levando informações valiosas sobre crimes ocorridos durante o regime militar, denunciou o governo chileno. "Contreras morreu levando informações valiosas para se conhecer a verdade e fazer justiça em relação ao horror cometido pela ditadura", aponta um comunicado do governo divulgado hoje.
Contreras, que morreu aos 86 anos, foi general do Exército, braço direito de Pinochet, e é considerado um dos maiores criminosos da história política chilena. Cumpria 529 anos de prisão por sua responsabilidade no assassinato, desaparecimento e tortura de milhares de pessoas na qualidade de diretor da Dina (Direção de Inteligência Nacional) entre 1973 e 1978, em plena ditadura.
"Ontem à noite, morreu um dos personagens mais obscuros da nossa história, responsável por crimes e violações graves dos direitos humanos em nosso país", diz a nota do governo.
O corpo de Contreras, que estava internado desde 24 de setembro de 2014, foi entregue nesta madrugada pelo Hospital Militar à família do ex-general, segundo um comunicado do local.
Os restos do militar foram trasladados ao Cemitério Católico de Santiago, "onde foram cremados em uma cerimônia privada", informou o porta-voz do local, Mauricio Newman.
O ex-general chileno estava impedido de receber honras militares em seu funeral, devido a um decreto assinado pelo Ministério da Defesa que proíbe estes atos no caso de militar condenado pela Justiça.
Silêncio e cumplicidade
À Dina, sob o comando de Contreras, é atribuída a maioria dos 3.200 desaparecimentos e mortes ocorridos durante a ditadura Pinochet (1973-1990). Contreras nunca admitiu os crimes, tampouco deu informações sobre os milhares de chilenos desaparecidos e torturados ou revelou o nome dos responsáveis por estes fatos.
"É paradoxal que a família de Contreras conheça o paradeiro de seus restos e que o ex-chefe da Dina tenha negado que outras famílias conhecessem o paradeiro dos seus", criticou o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy.

"O que fica em evidência é a impunidade com que um sujeito como Manuel Contreras morre com a verdade, sem ter colaborado para que ela fosse revelada. Ele levou informações de grande importância", disse à AFP Lorena Pizarro, presidente do Grupo de Familiares de Presos Desaparecidos (AFDD).
Após 25 anos do fim da ditadura, muitos casos de violação dos direitos humanos ainda não foram solucionados pela Justiça, tampouco conseguiu-se descobrir o paradeiro de desaparecidos, antes o sigilo mantido dentro das forças militares sobre estes fatos, acusam órgãos de defesa dos direitos humanos.
"Contreras e muitos outros sabem a verdade sobre o extermínio e a prática de desaparecimento forçado. O que ocorreu aqui é que as Forças Armadas nunca foram limpas destes criminosos, e, até hoje, existe cumplicidade", afirmou Lorena.
A morte de Contreras foi comemorada durante a madrugada por centenas de chilenos em frente ao Hospital Militar e no centro de Santiago, mas lamentou-se que ele não tenha sido degradado.
Por conta disso, um grupo de defensores dos direitos humanos e de parentes de desaparecidos pediu em carta ao comandante em chefe do Exército, Humberto Oviedo, que Contreras seja degradado após a sua morte.
O documento também exige o fechamento da prisão Punta Peuco, localizada em Santiago, onde Contreras cumpria pena com outros 50 militares reformados e agentes de inteligência da ditadura, e contava com regalias como calefação, acesso à internet e telefone, condições diferentes das dos demais centros penitenciários.

Um tufão castigou TAIWAN hoje, com ventos fortes e chuva torrencial, cortando a eletricidade de 3,62 milhões de casas. O número de mortes havia subido para seis pessoas até o começo da noite, mas outras quatro estão desaparecidas e 101 ficaram feridas, segundo autoridades. Centenas de voos foram postergados ou cancelados, e pelo menos dez mil pessoas foram retiradas de suas casas. Imagens de televisão mostram árvores arrancadas, postes caídos, uma bicicleta motorizada sendo levada pelo vento e contêineres empilhados uns sobre os outros no porto.