terça-feira, 18 de agosto de 2015

QUEM FOI SOLANO LOPES - MEUS AGRADECIMENTOS A CLÁUDIO LUIZ SENISE

Quem foi Solano Lopes


Entrada
x

Claudio Luiz Senise

para Cco:mim
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Luiz Giorgis <lecaminha@gmail.com>
Data: 14 de julho de 2015 10:54
Assunto: Fwd: ***Quem foi Solano Lopes
Para:

Prezados

Transmito o texto abaixo sobre o tema Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança.

Saudações
Ernesto Caruso


                                                         Quem foi Solano Lopes ­­­­­­­­­­­­­­



Não poderíamos deixar de fazer um resumo de quem foi o responsável por deflagrar a Guerra da Tríplice Aliança como um contraponto aos detratores dos heróis nacionais e historicidas.
Sem entrar no mérito da invasão dos territórios da Argentina e do Brasil pelas tropas do Marechal Francisco Solano Lopez que por si só justificaram a guerra, vamos considerar nestas observações a impar figura do Duque de Caxias que tem sido atacado como cruel comandante e absolvendo o ditador paraguaio, por desconhecimento do terror que submeteu o seu povo para satisfazer a sua ambição expansionista.
O Duque de Caxias comandou, combateu e defendeu o Brasil com ardor patriótico incomparável. Na passagem de Itororó, em dezembro de 1868, o Duque de Caxias, com 65 anos, não da terceira idade de comodistas, da fala mansa, pausada, plena de autoridade, com caneta na mão, mas enfrentando o inimigo, lanças, fogos, metralha e doenças, dando exemplo e motivando, “Sigam-me os que forem brasileiros”.
Como descreve Dionísio Cerqueira, também combatente dos bons: “Passou pela nossa frente animado, ereto no cavalo, o boné de capa branca com tapa-nuca, de pala levantada e presa ao queixo pelo jugular, a espada curva desembainhada com vigor e presa pelo fiador de ouro, o velho general em chefe, que parecia ter recuperado a energia e o fogo dos vinte anos. Estava realmente belo. Perfilamo-nos como se um centelha elétrica tivesse passado por todos nós. ...”
O passado triste de quem foi Solano Lopes foi escrito por seus contemporâneos e compatriotas. Fez muita maldade e levou o seu povo à ruína.
As crueldades ficaram descritas não somente na História dos vencedores mas na dos conterrâneos do caudilho. As famílias consideradas traídoras foram internadas no ínterior do país logo após a evacuação de Assunção em fevereiro de 1868. As mulheres constituiram o grupo das destinadas (Tasso Fragoso) que muito sofreram nas marchas que fizeram para as regiões fronteiriças, açoitadas e flageladas ao longo de caminhos nas matas e florestas. O escritor paraguaio Hector Francisco Decoud relata o veio do sofrimento. Uma primera concentração foi em Yhú, em 31/05/1869, 2.021 pessoas. Cruzes dos parentes mortos pontilhavam as trilhas por onde passavam. Tinham que construir os seus ranchos e plantar a sobrevivência. Em 19/09/1869 novo destino, Curuguati, com mais gente, 2.500 pessoas. “A partir do segundo dia, a multidão viu-se obrigada a acelerar a marcha, caminhando todo o dia e a primeira metade da noite, incitada para isso pelos golpes e isultos... O espírito sente-se oprimido contemplando quadros tão desgraçados!...” Ao fim de 14 dias e 6 meias noites, mortes, adultos e crianças desaparecidas. De um ponto ao outro ponto, segundo aquele autor, morretam umas 300 pesoas. Um outro destino seria Panadero, uma petição para que não ocorresse e a autora da ousadia foi atada a um tronco na margem do Itanará-mí, nua, exposta ao sol, executada. As outras mandadas lancear pelo pelo sanguinário Lopez. A 23/10, 2.014 senhoras foram mandadas para o alto da serra de Maracaju e da lá até o rio Iguatemi. Em 7 dias, 65 quilômetros.     
Nada comparável se idêntica situação não fosse vivida pela infortunada mãe do algoz, Senhora Juana Carrillo. “Noutra carreta estavam a mãe e irmãs de Lopez, estas de joelhos, agradecendo a Deus o aniquilamento do tirano. A pobre velha Carrillo fora condenada à morte, e o tenente Muñoz, que a guardava, tinha ordem de lanceá-la, caso aparecessem os inimigos.” Mãe e filhas eram surradas, irmãs do infausto. O amor de mãe tenta abafar o sofrimento no momento do sepultamento, ao que sua filha, suplica: “Não chore, senhora, esse monstro, que não foi filho, nem irmão!” Dona Rafaella lembrara o assassinato de seus irmãos e de seu marido.
Que não assoprem a poeira que encobre esse lado triste do inimigo de outrora, não o povo paraguaio, que merece todo o respeito, mas a vertente da tirania; muito menos de denegrir a vida de tantos brasileiros que deram as suas vidas em combate e enfrentando a cólera como nossos retirantes da Laguna, do escritor épico Alfredo D’Escragnolle Taunay.
Por outro lado, a tirania de Lopez era manter seus homens preparados psicologicamente e coagidos para lutar até a morte. Enquanto existia comando e controle muito centralizados e próximo teve sucesso. Vitória ou morte era a regra. Uma hierarquia de responsabilidade podia levar um comandante a ser açoitado ou fuzilado se os seus subordinados desertassem. Cada combatente era responsável por outros dois.
A rendição e a deserção poderiam trazer conseqüências para as famílias dos que falhavam. Mesmo nas derradeiras operações de recuo, o requinte era destinado a si próprio e à madame Lynch. A escassez de víveres que atingia o restante incluía a própria mãe e irmãs.
Já era tão odiado que os paraguaios quando souberam que estava morto, festejaram e o seu corpo não foi despedaçado porque foram impedidos.
Transcreve-se a seguir o decreto de 17 de agosto de 1869 do Governo Provisório daquele País:
“Considerando: - Que a presença de Francisco Solano Lopez no solo paraguaio é um sangrento sarcasmo à civilização e patriotismo dos paraguaios. Que este monstro de impiedade perturbou a ordem e aniquilou a nossa Pátria com os crimes que tem perpetrado, inundando-o de sangue e atentando contra as leis divinas e humanas, com espanto e horror. Excedendo aos maiores tiranos e bárbaros de que fazem menção as histórias de todos os tempos e idades; Resolveu e decreta: Art. 1º O desnaturado paraguaio traidor Francisco Solano Lopez fica fora da lei e para sempre banido do solo paraguaio como assassino de sua pátria e inimigo do gênero humano. Art. 2º Publique-se por bando e insira-se no registro nacional, aos 17 dias do mês de agosto de 1869, ano 1º da liberdade da República do Paraguai. Cirilo A. Rivarola, Carlos Loizaga e José Dias de Bedoya.


BLOQUEIO DE BENS DA FAMÍLIA LULA - A RECEITA FEDERAL ESTÁ SENDO IMPEDIDA!!!!





 
BLOQUEIO DE BENS DA FAMÍLIA LULA
RECEITA FEDERAL ESTÁ SENDO IMPEDIDA..... 
O pessoal reclama que o Brasil está na merda, mas e-mails como esse ninguém repassa. A mesma coisa acontece no Facebook onde a maioria das pessoas "curtem" mas não "compartilham". O compartilhar dissemina, propaga, divulga uma informação enquanto que o "curtir" é um ato de pura politicagem barata entre "amigos". Estou prestes a sair dessa porcaria de Face onde só mediocridades e futilidade são divulgadas e "curtidas". Precisamos mudar este país e as únicas ferramentas que dispomos é a internet. A hora é esta e poucos se sensibilizam para este momento. Mais uma vez fica aqui meu desabafo na tentativa de mudar o que já deveria ter sido feito há muito. Não podemos apenas reclamar sem mover uma palha sequer para que essa quadrilha que assalta nosso Brasil continue no poder. Precisamos de mais "patriotismo" e menos covardia! O brasileiro, mesmo aquele que possui consciência política, é covarde e omisso, (haja fraldas). Se nada fizermos, o futuro daqueles que amamos, e que ainda são jovens, estará seriamente comprometido. Pensemos nisso! 

LULA QUER IMPEDIR A RECEITA FEDERAL DE AVALIAR O PATRIMONIO QUE ELE E LULINHA MONTARAM COM EVIDÊNCIAS DE MUTRETAS, CAMBALACHOS, TRANCOS E BARRANCOS!! 
- VAMOS PRESSIONAR PARA QUE ELE NÃO CONSIGA!!Até que enfim sai alguma coisa sobre o assunto. Todo mundo sabe mas não pode provar.
Vindo de dentro da Receita Federal a suspeita se concretiza.
Espero que os fucionários concursados da RF, realmente, resolvam cumprir a Lei. Vai ser uma festa.....  UMA BOMBA. LEIA E REPASSE!!!!!!!! 
 Exclusivo - Embora assuma o discurso globalitário do combate à corrupção, a Presidenta Dilma Rousseff anda hiper preocupada com o risco de rebeldia entre servidores do alto escalão da Receita Federal.

Dilma recebeu preocupantes informações de que alguns funcionários de carreira do órgão, à revelia do Governo, promovem um acompanhamento pente fino da veloz evolução patrimonial do empresário Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a mídia chama popular e pejorativamente de Lulinha (apelido que Fábio nunca usa, na vida pessoal).

Lula já teria pedido a Dilma para interceder no caso. Ela já avisou que nada pode fazer. O ex-presidente tentou, inclusive, contatos com a cúpula da Super Receita.
Recebeu a mesma mensagem de que nada pode ser feito.
Foi-lhe lembrado que o acompanhamento patrimonial dos contribuintes, dentro da Lei e respeitando sigilos, há um dever funcional dos servidores concursados da Receita.

Lula teme que vazem informações também eventuais sobre seu patrimônio pessoal (bilhões de dólares). Trata-se da oitava fortuna do Brasil, segundo a revista americana Forbes...
E como sabe muito bem que o "movimento de combate à corrupção" é uma ordem de fora para dentro do Brasil, se apavora com o risco de retaliações promovidas por inimigos ligados à oposição.

Além do medo de surpresas super desagradáveis com servidores sérios e independentes da Super Receita, Dilma encara outra guerra institucional.

A Presidenta e seus ministros são cada dia mais mal vistos pelo Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal - integrado por sete entidades de procuradores da Fazenda, Previdência Social, do Banco Central e de procuradores lotados em autarquias e ministérios.

A entidade enxerga uma intenção do governo em submeter às vontades de militantes petistas, todos os setores jurídicos da área federal, o que seria um desastre para o BRASIL, se já não bastassem as muitas autarquias dirigidas por QI político do PT.

O primeiro alvo do aparelhamento petista é a Advocacia-Geral da União.
Luís Inácio Adams, chefe do órgão, elaborou um projeto de lei complementar que prevê a nomeação, como advogados federais, de pessoas de fora da carreira e sem concurso (tá na cara que serão os "cumpanheiros").
O projeto de Adams considera infração funcional o parecer do advogado público que contrariar as ordens de seus superiores hierárquicos.

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal define o plano como um atentado ao Estado Democrático de Direito e põe em risco a existência da própria AGU (Advocacia Geral da União). Estão petizando a Justiça.
Há tempos isso já está ocorrendo; Luís Inácio Adams é mais um do governo Dilma na corda bamba.
Cotado para assumir a Casa Civil do Palácio do Planalto na reforma ministerial que Dilma Rousseff iria promover no começo do ano 2014, não emplacou no cargo.
Também pode ver naufragar seu objetivo maior de ser indicado para o Supremo Tribunal Federal, tal qual seu antecessor José Dias Toffoli, apadrinhado do Dirceu.

Alvos de processos pesados, como o do Mensalão e seus desdobramentos, os petistas definiram como prioridade o aparelhamento da máquina Judiciária.
Além de indicar ministros aliados para o Supremo Tribunal Federal e para o Superior Tribunal de Justiça, o partido também quer ter um controle maior sobre a Advocacia Geral de União, para impedir que o orgão crie problemas para os negócios escusos feitos entre a União e os empresários parceiros.

É a intervenção "petista" nos órgãos de fiscalização da Receita Federal e Advocacia Geral da União.

Essa é a máscara do PT e dos cumpanheros do Lula que é o Chefe de todo o esquema de corrupção do PT.
O bando vermelho, grande quadrilha "desembestada" que emporcalha o país há mais de dez anos no poder.


POR FAVOR, REPASSE MAIS DE 2 VEZES, SE POSSÍVEL...

VIDEO EXPLICATIVO TRAZ MENSAGEM DO DEPUTADO FEDERAL MAJOR PM OLÍMPIO SOBRE PEDIDO DE INQUERITO CONTRA PRESIDENTE DA CUT

Vídeo Explicativo traz mensagem de Deputado sobre pedido de inquérito contra presidente da CUT

Entrada
x

17 DE AGOSTO DE 2015 - SEGUNDA-FEIRA

DIA    D E Z E S S E T E    DE     A G O S T O    DE   2015  –   SEGUNDA-FEIRA.
78 anos, 7 meses e 22 dias na ativa.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
39º DIA DO ANO 66º
57 anos e 74 dias na PMESP
56 anos e 187 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 241 dias – 488 636 horas.
51 anos e 345 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
27 anos e 157 dias no Posto de Coronel – 329 anos e 5 dias.
4 anos e 41 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 078 dias CORONEL - 23 anos e 247 dias na reserva.
10 626-255 780                        10 078-242 296                               10 344-249 640.
DIA DE SÃO JACINTO. Nascido entre BRESLAU e CRACÓVIA, na POLÔNIA. Seu nome de batismo era JACCKE, isto é, JOÃO. Segundo consta era parente do bispo de CRACÓVIA, IVO ODRAWAZ. Foi recebido na ORDEM DOS PREGADORES pelo seu próprio fundador, SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO, em 1218. Pregou na RÚSSIA, BÁLCÃS, LITUÂNIA e na PRÚSSIA. Voltou à sua Terra natal e fundou vários conventos por lá. Criou a ORDEM DOMINICANA POLONESA em 1257. É considerado o apóstolo da POLÔNIA. Oração a SÃO JACINTO:
“CONCEDEI-NOS, SENHOR, A PROTEÇÃO PARA NOSSOS DIAS, E DAÍ-NOS O FERVOR APOSTÓLICO COMO O DE VOSSO SERVO SÃO JACINTO, INTRODUTOR DA ORDEM DOMINICANA NA POLÔNIA. POR JESUS, O CRISTO DE DEUS, AMÉM”.

DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
DIA DE VULCANO, O FERREIRO DOS DEUSES

Dia Nacional do Patrimônio é comemorado em todo o Brasil
Data de publicação: 17/08/2010
Data de publicação no Blog DA ECI: 21/07/2010
Por Ascom
Hoje, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em função do nascimento do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937. Até pouco antes de sua morte, Rodrigo Melo Franco de Andrade ainda prestava depoimentos à imprensa e comparecia a eventos ligados à sua experiência no Instituto. Anualmente o Iphan homenageia seu antigo diretor com o prêmio em dinheiro que agracia projetos e ações destinados à preservação, divulgação e valorização do patrimônio cultural. Em seus mais de 70 anos de atuação, o Iphan atua na fiscalização, identificação, restauração e revitalização dos bens culturais do país. Atualmente em todo o país, são tombados mais de 40 mil imóveis, 92 centros urbanos, 17.263 mil sítios arqueológicos e mais de um milhão de objetos protegidos, incluindo acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Isso sem falar no Patrimônio Imaterial Brasileiro que conta hoje com 18 bens registrados e mais de 50 inventariados. Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, várias ações estão acontecendo em todo o país. No Mato Grosso do Sul, logo mais às 19h, acontece um painel de debates com o tema O Patrimônio de Mato Grosso do Sul, no auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS-MS, com a participação da Superintendente do Iphan – MS, Maria Margareth Lima. Em Minas Gerais, o Iphan está presente na comemoração organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Paracatu em e  Prefeitura estará realizando uma grande caminhada envolvendo os monumentos locais.
1706 a. o PAPA EUSÉBIO I assume o pontificado em 17 de agosto de 309. PAPA e santo da Igreja Cristã Romana, de origem grega, nascido em CASANO JÔNICO. Eleito como sucessor de SÃO MARCELO I, o papa mais amado e venerado pelos cristãos do seu tempo devido à sua grande bondade e misericórdia demonstradas nos poucos meses de pontificado. Foi eleito durante a perseguição de DIOCLECIANO e enfrentou com coragem e decisão a espinhosa questão dos lapsos, cristãos que, no tempo das perseguições tinham renegado a fé cristã pelo temor de perderem seus bens, enfrentar o exílio, os tormentos ou a morte, porém passado o perigo, arrependidos da apostasia, pediam para ser readmitidos na igreja. Enfrentou as polêmicas sobre estas apostasias que levaram a igreja a iminência de um cisma e conseguiu unir a firmeza de posições em favor do perdão a uma grande caridade. Parte do clero de ROMA, chefiada por HERACHO, influente dignitário da igreja, era absolutamente contrária, enquanto o PAPA tinha-se declarado abertamente favorável ao perdão. A luta desembocou até em luta aberta, tanto que o imperador MAXÊNCIO exilou os expoentes das duas facções opostas, atestada pelo PAPA DAMASO na inscrição colocada diante de sua tumba. Exilado na SICÍLIA, enviado pelo imperador MAXÊNCIO em 17 de setembro de 309, morreu martirizado e vítima de privações, principalmente fome. Logo o PAPA de número 31 foi considerado mártir pela igreja de ROMA e seu corpo foi transladado a capital e sepultado nas CATACUMBAS DE SÃO CAUSIO. A cripta, que dele recebe o nome, adornada de mármore e tornada preciosa pela inscrição do PAPA DAMASO, foi uma das mais visitadas pelos peregrinos daqueles tempos. Outros papas mártires foram PONCIANO, FABIANO, CORNÉLIO e SISTO II, e foi o último papa a ser sepultado em SÃO CAUSIO, numa cripta que traz o seu nome, e foi sucedido por SÃO MILTÍADES (311-314).    
542 a. nasce RICARDO, DUQUE DE YORK, no dia 17 de agosto de 1473, um dos príncipes desaparecidos em 1483.
513 a. CRISTÓVÃO COLOMBO toma posse do território de HONDURAS em nome dos reis da ESPANHA, em 17 de agosto de 1502.
459 a. do BAIRRO DA MÓOCA, fundado em 17 de agosto de 1556. O bairro da zona leste é um dos mais tradicionais de SÃO PAULO e com grande influência da cultura européia, principalmente italiana. No ano de 1556, a MÓOCA servia como moradia para índios, que se concentravam perto do rio TAMANDUATEÍ. Acredita-se que o nome MÓOCA tenha surgido quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas. Curiosos, os índios passaram a falar “moo-oca” (moo- faz, oca- casa). Outra hipótese vem da expressão indígena “moo-oka”, que significa “ares secos, enxutos”. A MÓOCA não é famosa apenas pela hospitalidade e clima de cidade interiorana. O bairro guarda uma das mais conhecidas características: o sotaque próprio e inconfundível. Diariamente os mooquenses costumam dizer três palavras básicas: belo ! , ôrra meu,  ciao !!! A origem do sotaque é italiano. “A população já migrou para o bairro, outras pessoas foram morar lá e esse sotaque se generalizou por SÃO PAULO”, explica o professor de lingüística da PUC, BRUNO TALLARI. Também explicou que a vogal mais alongada virou mania entre os paulistanos e não só de pessoas que vieram da ITÁLIA.   
414 a. nasce PIERRE DE FERMAT, matemático, em 17 de agosto de 1601. Falece em 1665.
265 a. falece JOSÉ DE SAN MARTÍN, militar argentino, considerado um dos Libertadores da América, em 17 de agosto de 1750. Nasceu em 1678.
231 a. nasce DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ, padre e político brasileiro, em 17 de agosto de 1784, em Cotia. Teria nascido ou sido deixado na casa do padre Fernando Lopes de Camargo. Foi batizado como filho de pais desconhecidos e tido como filho do padre Felix Antonio Feijó e Maria Joaquina de Carvalho que também viviam em Cotia. Foi um padre maçom que teve grande importância na política imperial, tanto por seus atos, como por sua influência, ocupando lugar de destaque na história do Brasil. Viveu pelo objetivo de estabelecer um país justo. Considera-se que tenha sido o criador do Partido Liberal. Foi ordenado padre em janeiro de 1804, vivia de esmolar na região de Campinas. Feijó era um padre secular e não um membro do clero regular. Suas relações com a Igreja foram tensas, especialmente porque ele moveu uma campanha contra o celibato dos padres. Em 1809, passou a exercer o sacerdócio em Parnaíba, Guaratinguetá e Campinas. Foi professor de História, Geografia e Francês. Em 1821, partiu para Lisboa, já como deputado por São Paulo. Seu mandato se pautou pela independência do Brasil e em conseqüência do movimento contra os separatistas, foi obrigado a fugir para a Inglaterra e perseguido por José Bonifácio.Com a instituição a Maçonaria, em junho de 1822, Feijó e Bonifácio integram correntes diversas. Feijó defendia a liberdade política. Bonifácio, a Coroa Bragantina. E os dois se tornaram inimigos. Em 1831 Feijó tornou-se Ministro da Justiça e se destaca pela proteção que dispensava a colonização que deveria substituir o trabalho escravo, pela regulamentação do ensino primário e a regionalização do serviço alfandegário. Em 1833 articulou para que seu inimigo Bonifácio fosse destituído da tutoria dos príncipes e abandonou o Ministério. Em 1835, assumiu a regência do Império. É a primeira vez na história brasileira que um chefe do executivo é escolhido por eleição nacional. Foi eleito membro da Comissão de Instrução Pública e Negócios Eclesiásticos, bem como para uma comissão criada para exames das leis feitas pelas assembléias provinciais. Ao ser eleito presidente do Senado, tinha 55 anos e não podia mais confiar em sua saúde. Já sofrera um acidente vascular. Comprou um sítio em São Carlos, onde decidiu passar a viver e ali, no fim do ano, uma paralisia do lado esquerdo do corpo obrigou-o a permanecer em São Paulo. Era o começo de uma decadência rápida que lhe viria em três anos. Voltou ao Rio de Janeiro para assistir à coroação de D. Pedro II em 1841 e pouquíssimas outras vezes. Na Corte, raras vezes ia ao Senado, onde permanecia silencioso. Foi agraciado com a grã-cruz da Ordem do Cruzeiro por decreto de 18 de julho de 1841. Feijó morreu em 1843 e foi sepultado na Igreja do Carmo, em São Paulo. Sua morte acarretada por uma série de fatores, passava por uma crise nervosa, durante uma recaída, decidiu sair para caminhar. Durante a caminhada, escorregou e caiu com a cabeça na pedra. Foi para o hospital com sérios problemas, e morreu de parada cardiorespiratória.
229 a. falece FREDERICO, O GRANDE, REI DA PRÚSSIA, em 17 de agosto de 1786.
207 a. da vitória das tropas do general inglês WALLESLEY sobre as tropas francesas de NAPOLEÃO, em ROLICÁ (PORTUGAL), no dia 17 de agosto de 1808.
182 a. início da primeira travessia em navio a vapor do OCEANO ATLÂNTICO, em 17 de agosto de 1833.
174 a. nascimento do poeta brasileiro FAGUNDES VARELA, no município de RIO CLARO, RIO DE JANEIRO, em 18 de agosto de 1841. O poeta romântico é autor do poema CÂNTICO DO CALVÁRIO, inspirado na morte de seu filho.
Luís Nicolau Fagundes Varella (Rio Claro, 17 de agosto de 1841Niterói, 18 de fevereiro de 1875) foi um poeta brasileiro, patrono na Academia Brasileira de Letras. Biografia: Filho do magistrado Emiliano Fagundes Varella e de Emília de Andrade, ambos de ricas famílias cariocas. Poeta romântico e boêmio inveterado, Fagundes Varella foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira, em seu tempo. Tendo ingressado no curso de Direito (e frequentado as faculdades de São Paulo e Recife), abandonou o curso no quarto ano. Foi a transição entre a segunda e a terceira geração romantica. Diria, reafirmando sua vocação exclusiva para a arte, no poema "Mimosa", na boca duma personagem: "Não sirvo para doutor". Casando-se muito novo (aos vinte e um anos) com Alice Guilhermina Luande, filha de dono de um circo, teve um filho que veio a morrer aos três meses. Este fato inspirou-lhe o poema "Cântico do Calvário", expressão máxima de seus versos, tão jovem ainda. Sobre estes versos, analisou Manuel Bandeira: "...uma das mais belas e sentidas nênias da poesia em língua portuguesa. Nela, pela força do sentimento sincero, o Poeta atingiu aos vinte anos uma altura que, não igualada depois, permaneceu como um cimo isolado em toda a sua poesia." Casou-se novamente com uma prima - Maria Belisária de Brito Lambert, sendo novamente pai de duas meninas e um menino, também falecido prematuramente, o menino morreu aos 11 anos. Embriagando-se e escrevendo, viveu até a morte ainda jovem, às custas do pai, boa parte do tempo no campo - seu ambiente predileto. Fagundes Varella morreu com 34 anos de idade. NOTA: outra grafia, e mais correta, do sobrenome do poeta: Varella. Obras: Noturnas – 1861  Vozes da América – 1864 - Pendão Auri-verde - poemas patrióticos, acerca da Questão Christie. - Cantos e Fantasias – 1865 - Cantos Meridionais - 1869  - Cantos do Ermo e da Cidade – 1869 - Anchieta ou O Evangelho nas Selvas - 1875 (publicação póstuma) - Diário de Lázaro – 1880 - Em 1878 seu amigo Otaviano Hudson organizou Cantos Religiosos, cuja publicação destinava-se a auxiliar sua viúva e filhas.
172 a. nasce MENELIK II, imperador da ETIÓPIA, em 17 de agosto de 1844. Falece em 1913.
165 a. falece JOSÉ SAN MARTÍN, militar argentino, herói da independência americana, em 18 de agosto de 1850.
136 a. nasce SAMUEL GOLDWYN, o lendário dono dos estúdios MGM, no dia 18 de agosto de 1879.
123 a. RÚSSIA e FRANÇA assinam um acordo de defesa mútua contra a TRÍPLICE ALIANÇA, em 17 de agosto de 1892. O governo russo tinha deixado de renovar um acordo com a ALEMANHA que previa que os dois países não entrariam em guerra. Em 1882, a ITÁLIA tinha se juntado ao IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO e ao IMPÉRIO ALEMÃO, criando a TRÍPLICE ALIANÇA.
122 a. nasce a atriz MAE WEST em 17 de agosto de 1893.
119 a. nasce LESLIE GROVES, militar norte-americano que observou a construção do PENTÁGONO e principal líder do PROJETO MANHATTAN, em 17 de agosto de 1896.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 17 de agosto de 1898: na Câmara Estadual entrou ontem em discussão o projeto número 115, apresentado pelo doutor ALFREDO PUJOL sobre o exercício das profissões liberais em SÃO PAULO. Discutiu-o amplamente o doutor MIRANDA DE AZEVEDO, mostrando-se favorável às provas de capacidade, pois julga que a disposição da constituição federal, na prática, deve ter suas limitações, no sentido de se prevenir abuso.
Há queixas de irregularidade no serviço de bondes do CAMBUCI ao IPIRANGA. Parece que diminuíram carros para condução ao alto da colina. Se é isto o que se dá a digna gerência, consultando os interesses da companhia e os do público, estamos certos de que alguma providência há de ser tomada.
Subiu a julgamento do Supremo Tribunal Federal o processo dos oficiais envolvidos no conselho de guerra, e que eram acusados de cumplicidade no atentado de 5 de novembro.
A empresa d´o COMERCIO DE SÃO PAULO, não se conformando com a sentença do doutor JUVENAL MALHEIROS, juiz dos feitos da Fazenda do Estado, vai apelar da mesma para o Tribunal de Justiça.
Em PERNAMBUCO está preparada uma festiva recepção ao doutor CAMPOS SALLES, esperado amanhã. O governador oferece-lhe um almoço em palácio; o comércio fechará as portas para tomar parte nos festejos públicos.
Na SICÍLIA, por ocasião de uma festa em FALCO, arrebentou um morteiro que causou duas mortes e ferimentos em quinze pessoas. 
114 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 17 de agosto de 1901:
RIO – O senhor SANTOS-DUMONT preveniu o AERO-CLUB que no dia 31 do corrente fará uma nova experiência com seu balão dirigível.
ROMA – As colheitas da ITÁLIA neste ano apresentam excelentes condições. Os cereais, especialmente, prometem resultados magníficos e muito superiores, em quantidade aos dos precedentes anos.
NOVA ORLEANS – Formidável furacão desencadeou-se sobre esta cidade e seus arredores, produzindo enormes estragos. Houve muitas vítimas no Rio MISSISSIPI, desastres em grande número e muitas pessoas afogadas.
O TEMPS, no seu suplemento LE PETIT TEMPS, de 21 de julho último, publicou o seguinte acerca de SANTOS-DUMONT e da sua descoberta: Pode-se dizer que o velho castanheiro sobre o qual o SANTOS-DUMONT tropeçou sábado o acolheu de braços abertos. Não somente, nem de leve, arranhou o envoltório de seda que um pouco irreverentemente vinha empulmar a sua respeitável cabeça como até, com toda a força dos seus ramos vigorosos sustentou a carena a tempo de impedir que as asas da hélice se espatifassem no solo que seria inevitável se o balão escorregasse mais 20 centímetros, e a tempo de poupar ao motor uma sacudidela violenta, que o estragaria. Custou-lhe essa bondade paternal a perda de alguns dos seus ramos mais jovens, sacrificados ao machado e à comodidade dos jardineiros do senhor EDMOND DE ROTHSCHIL, muitos apressados em auxiliar os empregados do AERO-CLUB. De outra vez o senhor SANTOS-DUMONT se esforçará por não o escolher para suavizar a sua descida. A velha árvore não seria talvez tão complacente...  
112 a. JOSEPH PULITZER estabelece o Prêmio PULITZER em 17 de agosto de 1903.
109 a. nasce MARCELO CAETANO, político do Estado Novo português, em 17 de agosto de 1906.
106 a. nasce OSCAR BENTO RIBAS, escritor luso-angolano, em 17 de agosto de 1909. Falece em 2004.
106 a. Foi velado o corpo do doutor EUCLIDES DA CUNHA durante toda a noite no necrotério da polícia por inúmeros amigos seus, que se revezavam nessa piedosa tarefa. No RIO, o senhor DINORAH DE ASSIS, um dos oficiais envolvidos na tragédia de que resultou a morte do doutor EUCLIDES DA CUNHA, passou bem a noite.
106 a. novo embaixador da CHINA, na INGLATERRA, tem a missão de conseguir o apoio dos ESTADOS UNIDOS contra a política imperialista do JAPÃO na MANCHÚRIA.  
104 a. nasce MIKHAIL BOTVINNIK, enxadrista soviético, em 17 de agosto de 1911. Morre em 1995.
104 a. (RIO) Bateram-se em duelo os jornalistas JOSÉ DO PATROCÍNIO FILHO e FERREIRA DE VASCONCELLOS. O encontro foi à pistola, sendo trocadas duas balas, a uma distância de 22 passos. Ambos saíram ilesos e reconciliados após o encontro. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO no dia 17 de agosto de 1911). 
100 a. da patente da ignição elétrica para carros, dada para o americano CHARLES KATTERING, no dia 18 de agosto de 1915. Até então, os carros eram ligados por impulso manual.
  97 a. da ocupação da ARMÊNIA pelas tropas turcas, que avançam para o CÁUCASO, em 18 de agosto de 1918.
  95 a. nasce MAUREEN O´HARA, atriz norte-americana, natural da IRLANDA, em 18 de agosto de 1920.
  85 a. da eleição de LEÓNIDAS TRUJILLO como presidente da REPÚBLICA REPUBLICANA, em 18 de agosto de 1930.
  83 a. nasce VIDIADHAR SURAJPRASAD NAIPAUL, escritor, em 17 de agosto de 1932, ganhador do Prêmio NOBEL DE LITERATURA.
  83 a. falece o combatente de 1932 SARGENTO LEOPOLDO IGNÁCIO DE CAMARGO, do Regimento de Cavalaria da FORÇA PÚBLICA. Morreu em combate na região de VILA QUEIMADA, CACHOEIRA no dia 17 de agosto de 1932. Foi sepultado em CRUZEIRO.
  81 a. do músico JOÃO DONATO. Nasceu em 17 de agosto de 1934. JOBIM foi amigo de adolescência, que DONATO conheceu ao chegar do ACRE, onde nasceu. Seu pai, piloto da Aeronáutica de quem ele herdou o nome, quis dar aos filhos mais chances de estudar. DONATO já tocava acordeom e foi parar na Rádio NACIONAL. Os anos 40 terminavam e a música brasileira vivia seu período de ouro. “Conheci o RADAMÉS (GNATALLI, maestro e arranjador que vestiu quase toda a música do período) e fiquei fã. Gostava muito de ORLANDO SILVA, ELIZETH CARDOSO, EMILINHA, mas o melhor eram os grupos vocais, moda da época. Tinha os GAROTOS DA LUA, onde o JOÃO GILBERTO cantou, OS CARIOCAS, juntos até hoje, E OS NAMORADOS DA LUA, onde comecei. Depois fui tocar na noite e na RÁDIO GUANABARA, no programa MANHÃS DA ROÇA, no lugar do irmão do ZÉ GONZAGA, irmão do LUIZ”, lembra JOÃO DONATO. Os músicos prestigiam JOÃO DONATO desde os idos da BOSSA NOVA e o reconhecimento oficial já chegou. Em 2000, ele foi o PRÊMIO SHELL de MÚSICA. Em 2004 recebeu a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO, das mãos de GILBERTO GIL, que além de ministro da CULTURA é seu parceiro em hits como LUGAR COMUM e PAZ.
  80 a. do sambista ANTÔNIO CANDEIA. Carioca do subúrbio de OSWALDO CRUZ, nasceu em 17 de agosto de 1935. Herdeiro do samba de um dos fundadores da PORTELA, ANTÔNIO CANDEIA, o filho cresceu no meio da batucada, das rodas de amigos e em animados almoços com feijoada até no Natal. CANDEIA começou a compor aos 14 anos e com 15 teve sua parceria com JAIR DO CAVAQUINHO, “SEIS DATAS MAGNAS”, escolhida para representar a PORTELA na avenida. Foi sua primeira vitória, em 1953, com nota 10 em todos os quesitos. No entanto, ele começou a ficar famoso só nos anos 1960 e gravou o primeiro de cinco discos-solo em 1971. Dez anos antes ingressou na polícia e ficou paralítico quando levou três tiros nas costas, disparados por um desafeto. Morreu vítima de insuficiência renal e hepática. Tinha só 43 anos.
“Deixe-me ir, preciso andar/ Vou por aí a procurar/ Rir pra não chorar”. Até quem não é de samba conhece esses versos da obra-prima “PRECISO ME ENCONTRAR”, depois que MARISA MONTE os popularizou. Tem outros. “O mar serenou quando ela pisou na areia/ Quem samba na beira do mar é sereia”, de “O MAR SERENOU”, inesquecível na voz de CLARA NUNES. E o refrão de “FILOSOFIA DO SAMBA”, “Mora na filosofia/ Morou, Maria/ Morou, Maria”, que PAULINHO DA VIOLA tornou antológico. Aí foram apenas três evidências da presença radiante de CANDEIA (1935-1978) na memória musical brasileira.   
  78 a. fundada em PORTO ALEGRE, RS, a SOCIEDADE DE FILOSOFIA TRANSCENDENTAL – ESCOLA DE INICIAÇÃO CRISTÃ, hoje denominada IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA – em 17 de agosto de 1937.
  75 a. nasce o CORONEL Res. ANTÔNIO JOSÉ DE ARAÚJO NETO, falecido em 28 de setembro de 1991. Nasce em 17 de agosto de 1940. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 22 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1962. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1963; 1º Tenente – 25 de agosto de 1966; Capitão – 25 de agosto de 1970; Major – 24 de maio de 1979; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1984; CORONEL -
  75 a. da declaração do “bloqueio total” pela ALEMANHA ao REINO UNIDO e manifestação que todos os mares que o circundam são zona de guerra, em 18 de agosto de 1940. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
  73 a. submarino alemão U-507 afundou dois cargueiros nacionais na costa da BAHIA em 17 de agosto de 1942. Às 10:40 horas, uma segunda-feira, o ITAGIBA – navio da Companhia Nacional de Navegação Costeira – foi atingido por um torpedo, abaixo da escotilha do porão número três, e acabou indo a pique em cerca de oito minutos. Cerca de duas horas e meia depois, o mesmo submarino voltou a atacar, torpedeando desta vez o ARARÁ, da companhia LLOYD NACIONAL, que havia parado para socorrer os náufragos do ITAGIBA. Atingido na altura da casa das máquinas, o navio desapareceria nas águas em apenas três minutos. Dezoito náufragos do ITAGIBA que haviam sido socorridos pelo ARARÁ virariam náufragos pela segunda vez, em um intervalo de poucas horas. No total, 56 pessoas morreram nos dois atentados.
WALDEREZ MOURA CAVALCANTE, de 73 anos em 2011, foi protagonista de um dos episódios mais impressionantes ocorridos no BRASIL durante a Segunda Guerra Mundial. Náufraga de uma das 37 embarcações brasileiras torpedeadas por submarinos alemães e italianos, a alagoana – à época, uma garotinha de 4 anos de idade – foi resgatada depois de permanecer durante horas boiando no mar, dentro de uma caixa de madeira de Leite Moça.
Filha do homem de convés OTÁVIO DE BARROS CAVALCANTE, a pequena WALDEREZ brincava com uma vassoura próximo à popa, quando o ITAGIBA tremeu violentamente com o impacto do torpedo. Levada para um dos barcos salva-vidas, ela acabou se perdendo do pai que foi enroscado em fios de telegrafia, foi puxado para o mar quando o mastro do navio atingiu a baleeira, partindo-a ao meio. Neste momento, alguém – de quem WALDEREZ não se lembra – colocou-a dentro de um caixote de leite condensado vazio, que acabaria salvando a sua vida.
A menina foi a última náufraga a ser resgatada, já durante a tarde daquela segunda-feira, quando seu pai, que também conseguira se salvar, milagrosamente, já perdia as esperanças de reencontrá-la com vida.
Revoltado, o povo saiu às ruas, em massa, para exigir a tomada de medidas drásticas contra os agressores. Em 22 de agosto, cinco dias depois dos ataques ao ITAGIBA e ARARÁ, o BRASIL decretaria estado de beligerância aos países do EIXO – ALEMANHA, ITÁLIA e JAPÃO – e, exatamente duas semanas após o atentado, anunciaria sua entrada na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos ALIADOS.   
  72 a. da libertação total da SICÍLIA por tropas britânicas e norte-americanas, na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, dia 18 de agosto de 1943.
  72 a. nasce o ator americano ROBERT DE NIRO em 17 de agosto de 1943.
  70 a. da proclamação da independência da INDONÉSIA por SUKARTO, não reconhecida pela HOLANDA até quatro anos mais tarde. Em 18 de agosto de 1945.
  69 a. início da guerra civil na GRÉCIA, em 18 de agosto de 1946.
  69 a. da aprovação da quarta Constituição brasileira, no governo de EURICO GASPAR DUTRA, em 18 de agosto de 1946. De caráter mais democrático, a carta restaura garantias individuais e a independência entre os poderes.
  66 a. falece JÚLIO UGARTE Y UGARTE, filósofo e mestre espiritual da Igreja Cristã Primitiva – Doutrina da Obediência a Deus – em 17 de agosto de 1949. Nasceu em 1890.
  64 a. nasce ELBA RAMALHO, cantora brasileira, em 17 de agosto de 1951.
  63 a. do ex-piloto de Fórmula 1, NELSON PIQUET. Nasceu em 17 de agosto de 1952. Foi três vezes campeão na categoria.
  61 a. da ajuda, por parte dos ESTADOS UNIDOS, a FORMOSA (TAIWAN), em 18 de agosto de 1954.
  61 a. da prisão de CLIMÉRIO DE ALMEIDA, depois de uma intensa caçada de 20 horas, em 17 de agosto de 1954. Sua prisão se deu após uma busca que envolveu mais de 200 oficiais, soldados de várias corporações militares e voluntários que trabalharam na captura. Localizado num bananal em TINGUÁ, ao norte do RIO, estava esfomeado e sonolento. O cerco ao local, iniciado às 4 horas da madrugada, foi feito por 25 oficiais e 50 praças sob o comando do CORONEL AVIADOR DÉLIO JARDIM DE MATTOS (que depois foi ser ministro da Aeronáutica no governo do GENERAL JOÃO FIGUEIREDO), que o prendeu. Pela primeira vez, um helicóptero foi empregado em perseguição a um criminoso no BRASIL. A polícia utilizou também 16 cães para rastrear o fugitivo, metralhadoras e até pára-quedas luminosos. Em um automóvel, o prisioneiro foi transportado diretamente para o RIO e recolhido, em rigorosa incomunicabilidade, na Base Aérea do GALEÃO, tendo sido reforçado o patrulhamento na unidade militar. Em TINGUÁ, também foram presos como cúmplices, por terem dado guarida e auxiliado na fuga de um criminoso, ADEMAR DANIEL PEREIRA, HONORINA DE JESUS e um tal de OSCAR. Todos foram levados para o GALEÃO e colocados incomunicáveis.
O tesoureiro da Companhia Siderúrgica Nacional, MÁRCIO ALVES, segundo a oposição, foi a MINAS GERAIS, como enviado de GETÚLIO VARGAS, para articular a instauração do estado de sítio no país e pedir o devido apoio do governador JUSCELINO KUBITSCHEK.
Opositores do governo formularam outras denúncias, entre elas, a de que o governo havia ameaçado intervir no sindicato que não ficasse a seu lado e de que estavam censurados os telefones dos jornais oposicionistas, de vários deputados da UDN e do CORONEL JOÃO ADIL DE OLIVEIRA, responsável pelo IPM.
O deputado federal e ex-presidente da República, ARTHUR BERNARDES, em entrevista, afirmou: “Embora a renúncia só dependa de sua vontade, o senhor GETÚLIO VARGAS deve reconhecer que já não governa. Perdeu a autoridade e, sem o pleno domínio do poder que representa, o caminho é abandonar o governo. O simples fato de as Forças Armadas tomarem a seu cargo diligências e prisões que, normalmente, são da alçada da Polícia e, portanto, da responsabilidade do governo, caracteriza a tibieza do presidente, que encarna o Executivo, e o país não deve ficar desgovernado. O senhor GETÚLIO VARGAS deve renunciar. Não tem mais força moral para ficar no governo”.
O senador do PARTIDO LIBERTADOR da BAHIA, ALOÍSIO DE CARVALHO FILHO, na tribuna do Senado Federal, proferiu um longo discurso em que analisou a atuação do ministro da Justiça e da polícia nos acontecimentos decorrentes do crime da Rua TONELERO, protestou contra a prisão do TENENTE-CORONEL FARIA DE ALBUQUERQUE em seu Estado e em comício “demonstrou a conveniência política da renúncia do senhor GETÚLIO VARGAS, única solução realmente democrática para a crise que se abatia sobre o país”.
O jornal norte-americano THE NEW YORK TIMES publicou um artigo analisando a situação no BRASIL, no qual afirmava-se o seguinte: “Se a única resposta às críticas do senhor LACERDA são as balas do assassino, as coisas chegaram a uma situação lamentável sob o governo VARGAS”. E encerrou dizendo; “É lamentável para todos os seus amigos contemplar sua instabilidade atual, mas não há nada que um governo firme e ilustrado não possa curar em curto espaço de tempo”.
Em depoimento às autoridades na Base Aérea do GALEÃO, JOÃO VALENTE confessou a responsabilidade direta do chefe da guarda pessoal, GREGÓRIO FORTUNATO, no atentado da rua TONELERO, e que, após ter tido conhecimento pelo GENERAL CAIADO DE CASTRO que o motorista NELSON RAIMUNDO havia denunciado CLIMÉRIO, mandou que ele apanhasse CR$50 mil e desse fuga a JOSÉ ANTÔNIO SOARES, outro envolvido no crime.
O diretor da Polícia Técnica, SÍLVIO TERRA, recebeu às 13:30 horas, na sede de sua divisão, das mãos do delegado JORGE PASTOR, do 2º DP, o inquérito sobre o atentado contra o jornalista CARLOS LACERDA. Estavam presentes o promotor JOÃO BAPTISTA CORDEIRO GUERRA e o CORONEL AVIADOR JAIR DE BARROS VASCONCELLOS. TERRA declarou, ao término da reunião, que a fase inicial de sua atuação no inquérito se reduziria à nova inquirição dos indiciados até então detidos e recolhidos à Base do GALEÃO.
O ministro da Fazenda, OSVALDO ARANHA, através da instrução número 99, modificou a política cambial. O deputado mineiro, TRISTÃO DA CUNHA, afirmou que: “Essa instrução do senhor OSVALDO ARANHA não pode produzir nada, enquanto não se acabar com a licença prévia que está asfixiando o país”. Em NOVA YORK, a queda do café, então o nosso maior produto de exportação, era de 200 pontos ao dia, em conseqüência das medidas tomadas no BRASIL.  
  58 a. falece o ator e comediante cinematográfico OLIVER NORVELLE HARDY, em 17 de agosto de 1957. Fez 152 filmes, mas ficou conhecido como  o  GORDO da famosa dupla  “O GORDO E O MAGRO.”
  58 a. começava a funcionar, em 18 de agosto de 1957, em GENEBRA, o primeiro acelerador de partículas europeu, com uma potência de 600 milhões de volts.
  57 a. do fracasso da primeira tentativa da história de enviar um foguete à LUA. Um foguete norte-americano não-tripulado explode no ar durante o lançamento em 18 de agosto de 1958.
  55 a. GABÃO torna-se independente da FRANÇA, em 17 de agosto de 1960.
  55 a. nasce SEAN PENN, ator norte-americano, em 17 de agosto de 1960.
  54 a. nasce EMÍLIO SURITA, apresentador e radialista brasileiro, em 17 de agosto de 1961.
  53 a. pela primeira vez, dois astronautas soviéticos dão a volta na TERRA, em 18 de agosto de 1962.
  53 a. do assassinato de PETER FECHTER, de 18 anos, ao tentar fugir para BERLIM OCIDENTAL, através do MURO. Alvejado gravemente pelos soldados de fronteira da ALEMANHA comunista, PETER morre de hemorragia na chamada “zona da morte” entre os lados Ocidental e Oriental de BERLIM. Seus pedidos de socorro não foram atendidos pelos policiais alemães orientais, em 18 de agosto de 1962.
  52 a. das anotações feitas em 17 de agosto de 1963, sábado. Ano 14º - Mês 2º - dia 39º. 5 anos e 74 dias na Força Pública. 1949 dias na Escola de Oficiais: às 7:15 horas chego no CFA para cumprir uma missão que ontem a Diretoria de Ensino deu aos alunos oficiais com referência aos exames de admissão à Escola de Sargentos.
Encontro-me com os colegas UBIRAJARA, AMÉRICO, CALESTINI, BORINI e outros também na condição de auxiliares da direção dos exames. As unidades das quais estou encarregado é o Corpo de Bombeiros e o Regimento “9 de Julho”. Do CB compareceram vinto e oito cabos e do Regimento dezoito. O encarregado é o 1º TENENTE TORQUATO TASSO NETO e nas classes estavam os 2ºs TENENTES CLAUDOVINO e COLETE. Às 8 horas iniciam-se os exames e assim deveríamos ficar até às 11 horas, pois a duração dos mesmos é de 3 horas.
Sou tratado como oficial nessa manhã, por quase todos os tenentes que estiveram em ação nesses exames. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem e às 11:15 horas estou dispensado. Converso com os CABOS AQUINO, SOTERO, CAETANO, JOSÉ CATTANEO, OSWALDO “COBRINHA”, CASTILHO e outros meus conhecidos e assim termino essa manhã fria, mas muito agradável para mim.
Almoço em casa. À tarde, chuvisca e prefiro dormir.
Às 17:30 horas dou um pulo até à casa de meu compadre JOSÉ CARCAN e ali discutimos os exames realizados de manhã a aos quais ele compareceu. Com minha esposa vou ao CINE VERA. Assistimos ao delicioso programa: NORMAN, O HOMEM DAS ENCRENCAS: uma comédia do barulho, que nos divertiu muito.
A GATA BORRALHEIRA: magistral obra de WALT DISNEY que encanta pequenos e grandes. Saímos maravilhados do CINE VERA nesta noite. Deitamos tarde. Em casa ainda escutamos músicas da rádio ELDORADO e escrevi este diário.
  52 a. nasce ZEZÉ DI CAMARGO, cantor brasileiro da dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, em 17 de agosto de 1963.
  51 a. das anotações feitas em 17 de agosto de 1964 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 2º - DIA 39º - 6 anos e 74 dias na FORÇA PÚBLICA – 86 dias como 2º TENENTE – 333 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Começo de semana com diversas novidades no BG. O CAPITÃO MÁRIO FERREIRA está com oito dias de nojo, proveniente da morte de sua sogra. O sub-comandante interino seria o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, mas não estando avisado, somente nesta data, assume o CAPITÃO JOSÉ FÉLIX SANCHEZ.
O TENENTE JOSÉ LUIZ MESQUITA PRADO está transferido para o CFA e será apresentado amanhã à sua nova Unidade. Em consequência, assumirá interinamente o comando da 2ª Companhia o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ. O 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA deverá responder pela 1ª Companhia durante os dias em que o CAPITÃO JAYR ficará no Sub-Comando do Batalhão. O 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA, chefe da FIF, deverá entrar em gozo de férias no mês vindouro. O ASPIRANTE RICCIARDELLI deverá responder por essa função durante o impedimento do titular.
O 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO passou hoje à disposição do Quartel General. Em consequência assumiu o Comando da Companhia de Comando e Serviços o 1º TENENTE ALCIDES MORALLES.
Na madrugada de sábado houve violento conflito na Casa de Detenção, com mortes de presos. Isso faz com que o BATALHÃO DE GUARDAS forneça a Prontidão para aquele estabelecimento correcional.
Com relação à moradia da RUA DO CÓRREGO, nº 61-Fundos, que será minha nova residência de sábado que vem em diante, mandei hoje o SOLDADO CAMPOS buscar o contrato de locação na casa da proprietária dona ELVIRA, por sinal tia da noiva desse soldado.
Na Secretaria tivemos muito serviço, transcorrendo tudo muito depressa. Depois das 14 horas, passo a desenvolver a segunda parte de minhas atividades durante o dia – dar aulas. Das 14 às 16 horas tivemos vinte soldados recebendo aula de aritmética. No momento não estou ensinando os cabos, pois o número de interessados não compensa o esforço.
Descanso das 17 às 19 horas e, em seguida, até às 21 horas, dou aula para os subtenentes e sargentos, candidatos ao Q.O.A.A.
A segunda-feira transcorre dessa maneira e, ao chegar em casa, ainda vou dedicar algum tempo à família.
  50 a. do relato dos principais acontecimentos em 17 de agosto de 1965 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 2º - DIA 39º - 7 anos e 74 dias na FORÇA PÚBLICA - 451 dias como 2º TENENTE - 698 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Dia que se inicia com muito calor. A viagem é insuportável devido a isso. Faço essa viagem com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e SOLDADO MARCONDES.
COMANDANTE ANSELMO PERES passa a estudar planos para a festa do Batalhão, a 1º de setembro próximo, quando o BG fará vinte e nove anos de sua criação. Também temos uma comemoração para sexta-feira da semana vindoura: as promoções dos aspirantes a 2º tenentes. Os ASPIRANTES MAIORINO, TODAY, CLIVATTI, PORT, BARROS, CRISPINIANO e SALLES JÚNIOR andam eufóricos por esse motivo.
No BG recebemos as visitas dos 2ºs TENENTES EURIDES MONTEIRO, GONÇALVES, OLIVEIRA JÚNIOR, SALLES e VILELA. São todos da turma que deixou a Escola de Oficiais em 1961. Vieram passar pelos exames do HM a fim de serem julgados pela J.S.3 para as promoções de 25 do corrente.
O expediente todo é quente. Na FIF temos pronto o Movimento de Caixa do dia 12 do corrente. Na 3ª Companhia faço o enquadramento do SOLDADO ELIAS ANANIAS que ingressa no comportamento insuficiente.
Nada mais temos durante o transcorrer do expediente. Minha aula das 14 às 15:30 horas conta com a presença de trinta e dois soldados, que lotou completamente a sala. Inscritos estão 38 soldados, um numero vantajoso de praças.
Durante a tarde, das 16 às 18 horas, permaneço em meu alojamento, descansando. Preparo em seguida a aula dos cabos. Às 19:30 horas estou dando essa aula. No momento tenho apenas vinte cabos.
Às 21 horas rumo para meu lar. Assisto televisão, converso com minha esposa sobre uma série de coisas e mais de 23 horas é que vamos deitar.
  49 a. nasce RODNEY MULLEN skatista norte-americano, em 17 de agosto de 1966.
  46 a. falece MIES VAN DER ROHE, arquiteto alemão, em 17 de agosto de 1969. Nasceu em 1886.
  45 a. nasce JIM COURIER, ex-tenista norte-americano, em 17 de agosto de 1970.
  44 a. nasce o músico ED MOTTA em 17 de agosto de 1971.
  43 a. da aceitação, por parte do Tribunal Internacional de HAIA, do pedido apresentado pelo REINO UNIDO e pela ALEMANHA (governo ocidental), proibindo a ISLÂNDIA de ampliar seus limites marítimos, em 18 de agosto de 1972. 
  39 a. do terremoto que deixou três mil mortos nas FILIPINAS, em 18 de agosto de 1976.
  38 a. falece o escritor ROSÁRIO FUSCO em 17 de agosto de 1977. Seu derradeiro livro foi A.S.A., redigido em fins de 1960. Nele, descreve um ambiente caótico, com personagens que caem de borco nos próprios dejetos, refestelam-se na promiscuidade e no sangue decomposto e riem de si próprios. O efeito é de um carnaval no inferno, com os foliões a arder nas chamas da libido. Além de A.S.A. (associação dos solitários anônimos), FUSCO deixou poemas eróticos (CREME DE PÉROLAS), diários (UM JABURU NA TORRE EIFFEL), peças e mais um romance estranho: VACACHUVAMOR, com histórias desprovidas de outra lógica que a do desejo. ROSÁRIO FUSCO nasceu em 1910. Aos 17 anos, trocava cartas com modernistas paulistas e publicava poemas na revista VERDE.
  38 a. do lançamento do romance TIETA DO AGRESTE, do escritor JORGE AMADO, em 18 de agosto de 1977. Uma das obras mais vendidas do autor baiano.
  38 a. nasce TARJA TURUNEN, cantora finlandesa e ex-vocalista da BANDA NIGHTWISH, em 17 de agosto de 1977.
  38 a. nasce THIERRY HENRY, jogador de futebol francês, em 17 de agosto de 1977.
  38 a. nasce WILLIAM GALLAS, jogador de futebol francês, em 17 de agosto de 1977.
  37 a. nasce VIBEKE STENE, cantora norueguesa e vocalista da BANDA TRISTÂNIA, em 17 de agosto de 1978.
  36 a. das anotações feitas em 17 de agosto de 1979. CORONEL PM RIGONATTO e TENENTE-CORONEL BELICKAS estão logo cedo numa reunião na CRUZ AZUL, nesta sexta-feira. Converso com os tenentes PM ZANELATO, ALBERTO, FELIPE no início desta sexta-feira.
O caso ocorrido há dias atrás, envolvendo a ROTA 370, bem como o caso envolvendo o PM RAIMUNDO XAVIER, motorista do MAJOR PM CRISCIBENE.
CORONEL PM RIGONATTO continua no TJM. Participa do Conselho Especial  do CAPITÃO PM RENATO CÉZAR MELLO.
Solenidade no 1º BPChq: Inaugurado o Monumento em memória ao CAPITÃO ALBERTO MENDES JÚNIOR. Presença do desembargador OCTÁVIO GONZAGA JÚNIOR, Secretário da Segurança Pública; Comandante Geral e quase que todos os oficiais que estiveram ontem no 3º BPChq. A DEMONSTRAÇÃO da ROTA agrada os presentes.
Solenidade muito bonita. A demonstração da ROTA agrada os presentes. Já em casa LUCINDA conta-me como se deslanchou uma reunião espírita na casa do ALEIJADINHO
A Volkswagem está autorizada a produtor esse modelo.- PASSAT movido à álcool. Todos os postos de gasolina vão ter bombas de álcool em 1980.
Prossegue o Inquérito Policial sobre a morte de HOMERO LOPES, na Delegacia de PERÚS. ´
  35 a. nasce MANUELE BLASI, jogador de futebol italiano, em 17 de agosto de 1980.
  35 a. nasce JAN KROMKAMP, jogador de futebol holandês, em 17 de agosto de 1980.  
  33 a. o JORNAL DA TARDE publica em sua edição de 17 de agosto de 1982 uma reportagem especial sobre as condições dos sem-terra no País e também noticia que a SABESP faria uma obra para trazer a água do VALE DO RIBEIRA para a capital. Além disso, também há uma denúncia de que o BRASIL estaria produzindo uma bomba atômica. No esporte, os detalhes da LIBERTADORES e do MUNDIAL DE BASQUETE. 
  32 a. falece IRA GERSHWIN, músico, em 17 de agosto de 1983. Nasceu em 1896.
  32 a. falec. locutor GILBERTO LIMA, em 17 de agosto de 1983.
  31 a. transf. reserva: Cel. LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA (falecido), em 17 de agosto de 1984.
  31 a. falec. ORLANDO TERUZ, em 17 de agosto de 1984.
  31 a. nasce ROBERT HUTH, jogador de futebol alemão, em 17 de agosto de 1984.
  30 a. da explosão de um carro-bomba em um supermercado de BEIRUTE, no LÍBANO, com a morte de 60 pessoas, em 18 de agosto de 1985.
  28 a. falece CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em 17 de agosto de 1987. DRUMMOND nasceu em ITABIRA DO MATO DENTRO, em MINAS GERAIS, em 31 de outubro de 1902. Era filho de fazendeiros e estudou em BELO HORIZONTE e no RIO DE JANEIRO. Iniciou sua carreira de escritor no jornal DIÁRIO DE MINAS, que reunia os adeptos do Movimento Modernista, além de ter fundado com outros escritores uma publicação, em 1925, chamada A REVISTA, veículo de afirmação do MODERNISMO em MINAS. Alguns de seus poemas mais famosos são: EM SENTIMENTO DO MUNDO, JOSÉ e A ROSA DO POVO. Por seu talento, CARLOS DRUMMOND foi ganhando fama e espaço até tornar-se um dos mais importantes nomes da literatura brasileira e um dos maiores poetas do mundo. A poesia de DRUMMOND é ampla e variada, tanto na construção gramatical quando nos temas escolhidos. Nosso grande poeta retratou um indivíduo complicado e torturado pelos próprios sentimentos. A terra onde nasceu também foi colocada em poesia, mas seus escritos demonstram tristeza ao falar de seu local de origem. A família foi outro tema abordado por DRUMMOND, mas nos poemas dedicados ao assunto não há sentimentalismo, tampouco alegria, transparecendo, na verdade, um questionamento profundo da realidade familiar. DRUMMOND escreveu também sobre outros temas, como o amor, o indivíduo diante de si mesmo e diante dos outros, a própria poesia. A injustiça, a desigualdade, a guerra e o medo também são assuntos desenvolvidos em alguns dos poemas mais famosos desse escritor.  CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE foi um grande poeta do amor. Ele acreditava que esse sentimento é uma forma maravilhosa, mas penosa e sofrida, de conhecimento dos outros, de nós mesmos, do mundo e da vida. Esse conhecimento, para ele, era amargo. Por isso, um dos seus mais importantes poemas sobre esse tema tem no título um trocadilho: AMOR – AMARO, que significa “AMOR AMARGO”. 
  28 a. falece RUDOLF HESS, tenente de HITLER. Em 18 de agosto de 1987 era encontrado morto, por enforcamento, na prisão de SPANDAU.  Nasceu em 1894.
  28 a. da viagem do CSP/87 a BAURU, em 17 de agosto de 1987.
  28 a. em que a tenista STEFFI GRAF tornava-se a número do mundo, em 18 de agosto de 1987.
  28 a. de outras anotações em 17 de agosto de 1987: foram promovidos ao posto de CORONEL PM os TENENTES-CORONÉIS PM PELEGRINA, BIO, OLIVEIRA JÚNIOR e GONÇALVES. Muito embora iremos iniciar a tarde a viagem a BAURU, temos aulas normais no período da manhã:
SEGURANÇA NACIONAL - o TENENTE-CORONEL PM TERRA fala sobre a Segurança Pública e a Ordem Pública. Ainda há certo mal estar pela patifaria feita na primeira verificação corrente de sua matéria.
DOUTRINA DE EMPREGO DA PM – CORONEL PM RALPH ROSÁRIO SOLIMEO começa a falar sobre os princípios da Logística. É contra o atual Sistema de Radiopatrulhamento Padrão.
Os oficiais alunos discutem muito o assunto Marajás. Ficamos sabendo que nosso professor de SOCIOLOGIA, JOAQUIM PEDRO SOUZA CAMPOS, assumiu a presidência da FEBEM. Por volta das 13 horas iniciamos a Concentração para embarque com destino a BAURU, em Viagem de Estudos. O CORONEL PM CARLOS FUGA, o TENENTE-CORONEL PM BORDINI e o CAPITÃO PM PIMENTA (CAES) acompanhar-nos-ão nessa viagem. Embarcamos num ônibus VOLVO, dirigido pelo CABO PM FONSECA. Esse cabo eu o conheci nos anos 1960, no antigo BATALHÃO DE GUARDAS. Ele fez escola no 4º BPMI e mora em BAURU.
Às 13:50 horas deixamos SÃO PAULO. Meu colega de banco é o TENENTE-CORONEL PM NEY MOREIRA DOS SANTOS. Há muita alegria no ônibus. Apenas fazemos uma parada nos LANCHES CASTELÃO, entrada para TATUÍ – BOTUCATU. Às 18 horas chegamos no CPAI-9. Somos recebidos pelo Comandante, CORONEL PM EDVALDO, pelo Chefe do Estado Maior, TENENTE-CORONEL PM SIDINEY BARBOSA DA SILVA, pelo TENENTE-CORONEL PM ANDRE BOICENCO, Comandante do 27º BPMI (JAHÚ) e pelo MAJOR SALLES, Comandante Interino do 4º BPMI (BAURU).
Às 19 horas, somos instalados no ALVORADA PALACE HOTEL. Estou no apartamento número 103 com os TENENTES-CORONÉIS PM NEY e ISAAC. Este acha-se muito preocupado porque perdeu seu talão de cheque.
Às 20 horas – jantamos no 4º BPMI. Ali permanecemos até mais de 22 horas, conversando com os oficiais da região. Ainda paramos numa Choperia, defronte do Hotel e, por volta das 23 horas, vamos repousar.   
  27 a. morte do presidente do PAQUISTÃO, ZIA UL-HAQ, no dia 17 de agosto de 1988.
  26 a. promoção a CORONEL: ALTINO GIANESINI, em 17 de agosto de 1989.
  26 a. falece a cantora DORINHA TAPAJÓS, pertencente ao CONJUNTO  QUARTETO EM CY, no dia 17 de agosto de 1989.
  25 a. da inauguração de uma cabine da POLÍCIA-MILITAR, na estação TATUAPÉ-METRÔ, em 17 de agosto de 1990.
  25 a. da visita à IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO, em 17 de agosto de 1990.
  25 a. transf. reserva: Cel. WASHINGTON LUIZ BRANDÃO, no dia 17 de agosto de 1990.
  25 a. falecem: o Ten. Cel. Dent EDGARD DAMMENHAIN e DIVA ANDRÉIA CORDEIRO DE BARROS FOGAÇA, esposa do ex-campeão de FÓRMULA 3000, DJALMA FOGAÇA, no dia 17 de agosto de 1990.
  25 a. nasce RACHEL HURD-WOOD, atriz americana, em 17 de agosto de 1990, que interpretou a WENDY, de PETER PAN.
  25 a. falece PEARL BAILEY, atriz e cantora estado-unidense, em 17 de agosto de 1990. Nasceu em 1918.
  22 a. falece o Cel.Ref. JOSÉ GALVÃO NOGUEIRA, em 17 de agosto de 1993. As cinzas do ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 32 foram depositadas no Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista em 9 de julho de 1997. O Cel. GALVÃO nasceu em GUARATINGUETÁ em 6 de março de 1918.       
  22 a. do anúncio do MASSACRE DE DEZENOVE ÍNDIOS IANOMÂMIS – dez crianças, sete mulheres e dois homens – baseado no relato de quatro índios residentes na fronteira entre o BRASIL e a VENEZUELA, em 17 de agosto de 1993. Segundo a FUNAI, os índios, que fizeram a denúncia no posto de XIDÉIA, acusaram um grupo de garimpeiros que estaria trabalhando ilegalmente na reserva indígena.
  21 a. da acusação do padrasto de um menino de 14 anos contra o cantor MICHAEL JACKSON, em 17 de agosto de 1994, acusando-o de ter molestado sexualmente seu enteado e de usar o dinheiro e a fama para acabar com sua família. O advogado do padrasto, BRIAN FREEDMAN, alegava que JACKSON “interferiu na relação entre o padrasto, a mãe e o menino, distribuindo presentes e colocando uns contra os outros”.
  20 a. falece o roteirista de cinema, HOWARD KOCH, em 17 de agosto de 1995.
  19 a. falece o irmão de DONA JACIRA, esposa do senhor LUIZ, de 49 anos de idade, no dia 17 de agosto de 1996.
  19 a. da condenação do fazendeiro DARLY ALVES DA SILVA a DOZE anos de prisão, em regime fechado, por ter sido considerado o mandante da morte do corretor de imóveis ACIR URIZZI, ocorrida em 1973, no Distrito de VILA ALTA, hoje município. DARLY foi levado em um jato da Policia Federal para o Presidio da PAPUDA, em BRASÍLIA, onde já cumpre pena de 19 anos  pela  morte do líder seringueiro CHICO MENDES. A condenação foi anunciada em 17 de agosto de 1996.   
  19 a. do inicio do movimento CHEGA DE VIOLÊNCIA, numa missa pela alma de ADRIANA CIOLA, estudante assassinada durante assalto no BAR BODEGA, em 17 de agosto de 1996.
  19 a. da cirurgia plástica sofrida pelo então prefeito de São Paulo, PAULO MALUF nas quatro pálpebras e bolsas palpebrais, para adaptação de uso de lentes de contato, além de resultado estético, em 17 de agosto de 1996.
  19 a. da execução do americano LEON MOSSER, de 52 anos, por ter matado a mulher e duas filhas. Recebeu uma injeção letal em BELLEFONTE, na PENSILVÂNIA, em 17 de agosto de 1996.  Foi a 35a. execução em 1996 e a 293a. desde a restauração da pena de morte, em 1976.
  18 a. das seguintes anotações em 17 de agosto de 2011: ALESSANDRO ZANARDI vence as 200 MILHAS DE ELKHART LAKE, na Fórmula INDY. Lidera o campeonato com 168 pontos. MAURÍCIO GUGELMIN chega em segundo lugar. GIL DE FERRAN é o terceiro (ocupa a vice-liderança do Campeonato com 130 pontos). O quarto a chegar é CHRISTIAN FITTIPALDI. SCOTT PRUETT chega em quinto; BOBBY RAHAL em sexto; GUÁLTER SALLES em 13º lugar; RAUL BOESEL em 21º e ANDRE RIBEIRO em 22º.
TORNEIO DE TÊNIS DE NEW HEAVEN: o título fica com o russo YEVGENY KAFELNIKOV que vence o australiano PATRICK RAFTER.
No TORNEIO DE INDIANÁPOLIS, JONAS BJORKMAN (sueco) vence na final o espanhol CARLOS MOYÁ.
TORNEIO DE TORONTO: o título é da norte-americana MÔNICA SALES. No final ela vence a alemã ANKE HUBER.
LUCINDA não me acompanha em minha viagem a POÁ. Cuidará do almoço, atrapalhada com a construção. TIA COTA também não manteve contato comigo nesta semana.
Em POÁ, como sempre faço, passo pela padaria preferida de minha mãe para comprar um bolo de laranja e pãezinhos. Se não faço isso, dona ALICE vai reclamar muito. Almoço com ela. Quando chego, está em companhia de TIA IRENE. Comentam a vida desregrada que vem levando o NECO à uma completa decadência. Depois que sua avó morreu o rapaz se entregou mesmo ao vício das drogas. ADALVO, MARIZETE e FELIPE conversam conosco e vão almoçar na casa da mãe do ADALVO. Depois da refeição descanso até 16:30 horas. Parece que tudo vai bem com minha mãe. Ela, tranqüilamente, vai rumando para os seus oitenta e nove anos (completa idade em 19 de novembro).
Retornando a GUARULHOS acompanho a vitória do PALMEIRAS frente ao Campeão da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA por 4 a 0. VIOLA faz 3 gols no CRUZEIRO e OSÉAS completa a goleada. Outros jogos: VASCO 3 x BRAGANTINO 0; INTERNACIONAL 4 x FLUMINENSE 1; BAHIA 3 x SÃO PAULO 1; GUARANI 1 x PARANÁ 2; ATLÉTICO MINEIRO 2 x JUVENTUDE 1.     
  17 a. do atentado ao ator GÉRSON BRENNER, baleado na cabeça por assaltantes, em 17 de agosto de 1998.
  17 a. da morte do escritor francês JULIEN GREEN, em 18 de agosto de 1998. Outras anotações nesta data: por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira o ator GERSON BRENNER, que dirigia seu GOLF, é obrigado a parar no KM 3,9 da Rodovia SP-60 que liga as rodovias AYRTON SENNA e PRESIDENTE DUTRA, na altura de GUARAREMA. Pedras na estrada tinham rasgado dois pneus do carro. Ladrões cercam BRENNER e o baleiam na cabeça. Foi operado na SANTA CASA DE JACAREÍ e, em precaríssimas condições, será removido para o Hospital ALBERT EINSTEIN.
Numa situção inédita para um presidente americano, BILL CLINTON testemunha hoje por mais de cinco horas diante do GRANDE JÚRI que investiga o caso MÔNICA LEWINSKY e admite que teve relações físicas “impróprias” com a ex-estagiária da CASA BRANCA. Pede desculpas aos americanos.
Numa data de temperatura de verão, no MMDC, fico sabendo, através de minha prima CARMEM, de um acontecimento desagradável. Nossa tia JOANITA DI NOLLA PINTO DA FONSECA (irá completar 101 anos em 27 de dezembro) teve uma perna amputada quase na altura da virilha no dia 13 (quinta-feira). Apesar de toda a idade ela suplantou essa operação e já se encontra em casa. Telefono para minha mãe a fim de contar esse caso para ela.
O CORONEL PM GUIMARÃES vem ao MMDC. Diz ele que o CORONEL PM RENALDO tem graves problemas familiares e passou mal na sexta-feira, dia 14. Tirou alguns dias para se recuperar. Passa pelo MMDC o veterano SEVERINO DOS SANTOS. Não se sente bem, com dores lombares. Pega um táxi e vai para sua residência. Não vejo hoje o CORONEL CANAVÓ. Às 15:40 horas regresso a GUARULHOS. Encontro o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA trabalhando na garagem. LUCINDA está contente por poder realizar a reforma da casa. Já comprou o material que a partir de amanhã, começará a chegar. Pela televisão, assisto as notícias sobre GÉRSON BRENNER. Sofreu uma delicada operação no ALBERT EINSTEIN. Seu caso é grave.       
  16 a. falece a autora da versão musical de PARABÉNS A VOCÊ, BERTHA  CELESTE HOMEM DE MELLO, no dia 17 de agosto de 1999. BERTHA, uma das autoras da versão em português, nasceu em 21 de março de 1902, em PINDAMONHANGABA. A letra do “PARABÉNS A VOCÊ” foi feita por BERTHA, que usava o pseudônimo de LÉA MAGALHÃES, em 1940, em parceria com JORGE DE MELLO GAMBIER, segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A versão foi lançada em um concurso da rádio TUPI, no RIO, do qual participaram cerca de cinco mil candidatos. O autor da obra original, que é americana, é MILDRED JUNIUS WELCH HILL.      
  16 a. do TERREMOTO NA TURQUIA. Em 17 de agosto de 1999, com epicentro na cidade de IZMIT, um tremor de 7,8 graus na Escala RICHTER matou quinze mil pessoas. Foi sacudido o oeste da TURQUIA, incluindo a capital ISTAMBUL, durante 45 segundos. Cerca de 30 mil pessoas ficaram feridas. Outras anotações feitas nesta terça-feira: na madrugada, a TURQUIA é surpreendida por um terremoto. O tremor está entre os quinze mais fortes do mundo. Nas cidades de GOLCIIUK, YALOVA, IZMIT e ADAPAZARI há muita gente soterrada. O número de mortos pode aumentar. Uma das vítimas foi o goleiro gaúcho TAFFAREL, que joga no GALATASARAY. Ele e sua família buscaram abrigo na concentração do time.
Com muito frio, compareço no MMDS. Pouca coisa se pode fazer com essa temperatura baixa.
Às 13 horas, estou na prótese do Centro Odontológico. O 1º TENENTE PM Dent SESMA coloca o último pino na arcada superior, encerrando parte de seu trabalho. A partir de 31 de agosto, começará a trabalhar na arcada inferior. Estou tirando o raio X dos quatro dentes restaurados com núcleos e pinos quando o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES encontra-me. Também está tratando dos dentes com o TENENTE PM Dent SESMA. Conta-me ele que seu pai, MAJOR PM Ref ANTÔNIO MENDES, que foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 6 de agosto de 1949, reuniu-se com nove companheiros da turma pra comemoração dos CINQUENTA ANOS de oficialato. Seis colegas já faleceram, entre eles o CORONEL PM JUIZ NELSON MONTEIRO. Os coronéis ref LELLIS e BARBOSA não puderam comparecer porque estão adoentados. O CORONEL PM Ref NELSON TRANCHESI pertence a essa turma.
No Centro Odontológico também conversamos com o CORONEL PM Res DAVID VARGAS e com o 1º TENENTE PM Ref NETO. Na Avenida TIRADENTES, perto do BANESPA, cruzo com o MAJOR PM Ref ATHAYDE FIGUEIREDO LEÃO.
Faço uma vistoria à OPERAÇÃO OSÓRIO, atualmente desativada. Vou embarcar no ônibus TRANSGUARULHENSE, na PRAÇA PRINCESA ISABEL.
A noite é fria. Assisto na TV as imagens impressionantes do terremoto na TURQUIA. O número de mortos ultrapassa os três mil. Uma tragédia igual aconteceu em 1976, quando o número de mortos quase chegou a quatro mil. No entanto, em 1939, a TURQUIA quase foi arrasada. Morreram quase 33 mil pessoas.
O TENENTE-CORONEL PM Res WASHINGTON VIEIRA DA SILVA negou hoje, em depoimento à Justiça Militar, em RECIFE, estar envolvido com a tentativa de tráfico de 32,9 quilos de cocaína par a ESPANHA num avião da FAB. SILVA, acusado de coordenar a operação, disse que nunca pediu para “qualquer militar que transportasse qualquer coisa para alguém no exterior”.  
  15 a. de quando uma comissão governamental russa afirmou que o sub-marino KURSK se chocou com algo. Noruegueses e norte-americanos afirmaram que houve uma grande explosão no local quando o submarino afundou.  Equipes de resgate da GRÃ-BRETANHA e da NORUEGA partiam para a RÚSSIA, em 17 de agosto de 2000.
  15 a. falec. do empresário FRANCISCO JOÃO BOCAYUVA CATÃO, dono da Cia. das Docas da BAHIA, aos 78 anos, de causa não divulgada, em 17 de agosto de 2000. Em 1948, associou-se a NELSON ROCKFELLER e fundou a INDUSTRIA METALÚRGICA FORJAÇO. Na década de 50, CATÃO comprou a Companhia das Docas da BAHIA.

ACONTECEU EM 17 DE AGOSTO DE 2001 : -    SEXTA-FEIRA
Uma das principais operações de todo final de ano poderá ser prejudicada em 2001 por problemas financeiros e política de pessoas que se sentem prejudicadas com esse mega plano. Trata-se do combate a roubos de cargas. Durante muitos anos participamos ativamente do evento, de uma maneira velada, a fim de proteger as aços que se desenrolam durante mais de um mês. Na reunião com os integrantes do MMDS discutimos esse problema. OREZ expõe todas as dificuldades que vêm surgindo. Pretende ele voltar essa operação para uma localidade atingida nestes meses de 2001, a BAIXADA SANTISTA. Os estudos começam com a ajuda de APARECIDO, DUE e BENA. Esse último componente, o BENA, manem contato com OREZ ainda hoje. Quando são quase 14 horas, vou para o MMDC.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mais uma reunião da Comissão que pretende marcar uma AUDIÊNCIA como o governador GERALDO ALCKMIN, a fim de expor problemas gravíssimos do MONUMENTO-MAUSOLÉU, da sede da Sociedade e da  PENSÃO ESPECIAL irrisória que os ex-combatentes recebem. Um documento é assinado pelo Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, presidente da Diretoria Executiva, pelo Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, presidente de honra da Sociedade, pelo Cel. GUIMARÃES, vice-presidente da Diretoria Executiva, e por mim. O Cel. MENDES, que hoje está no RIO DE JANEIRO, assinou o documento ontem. O Cel. RENALDO, presente na reunião de hoje, levará o oficio de solicitação de AUDIÊNCIA para o CHEFE DA CASA CIVIL, no dia 20 de agosto, quando ele acompanhará o Cel. EVALDO SOARES numa entrevista com o CHEFE DA CASA CIVIL.
Aproveitamos a oportunidade da reunião para estudarmos doze nomes de pessoas indicadas para receberem a MEDALHA PEDRO DE TOLEDO, no dia 2 de outubro, na Solenidade de Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32. Os diplomas serão confeccionados na DAMCO, conforme ordem do Comandante Geral, tirando essa obrigação da Corregedoria, onde o Cel. VASCONCELLOS, atual Comandante, demonstrou má vontade em ajudar a SOCIEDADE. Hoje já entrei em contato com a Capitão Fem PM MARIA INÊS e o tenente RENATO, ambos da DAMCO, sobre a solenidade. A NOTA DE SERVIÇO deverá ser feita também por esse órgão da POLÍCIA MILITAR.
Outro assunto tratado nessa reunião é sobre a participação de veteranos no DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.
O EX-ATOR GUILHERME DE PÁDUA, 31 anos, condenado em janeiro de 1997 a 19 anos de prisão pela morte da atriz DANIELLA PEREZ, conseguiu da Justiça de MINAS perdão de 25% (quatro anos, nove meses e quatro dias) de sua pena. Em liberdade condicional desde 1999, PÁDUA mora em BELO HORIZONTE e trabalha no setor de informática.

CONDOMÍNIO situado em MAUÁ está ameaçado. Laudo da construtora SQG, enviado a CETESB, informou que havia 44 substâncias tóxicas e cancerígenas no terreno onde foram construídos 59 prédios. A estatal afirma que necessitou de mais tempo para completar o estudo. Moradores já começaram a sair das casas. O local era chamado de “LIXÃO DO ALONSO”, porque o lixo era depositado por um empresário identificado como ALONSO. 

DESISTIU da quinta tentativa de dar a volta ao mundo dentro de um balão o milionário americano STEVE FOSSETT. Depois de enfrentar mau tempo na ARGENTINA, ele desceu em território brasileiro, próximo a fronteira com o URUGUAI. Os treze dias de viagem representaram, no entanto, novo recorde de permanência em vôo solitário dentro de um balão. EM BAGÉ, no RIO GRANDE DO SUL.



TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA: -
TENENTE-CORONEL ROBERTO NEY CAMPANHÃ MARCIANO - Nasceu em 26 de abril de 1953. Ingressou na antiga Força Pública em 13 de fevereiro de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974.  Suas promoções: 2o. Tenente - 25  de  agosto  de  1974; 1o.Tenente - 25 de janeiro de 1979; Capitão em 15 de dezembro de 1985;  Major - 25 de agosto de 1993; Tenente-Coronel - 24 de maio de 1997.

TENENTE-CORONEL CLÁUDIO DE OLIVEIRA ROCCO - Nasceu em 6 de maio de 1949. Ingressou na Polícia Militar em 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. Suas promoções : 2o. Tenente - 24 de maio de 1976; 1o. Tenente - 15 de dezembro de 1980; Capitão - 25 de agosto de 1987; Major - 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel - 24 de maio de 2000.

2 002  :  -    SÁBADO
Pela manhã realizam-se os treinos classificatórios para o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DA HUNGRIA, EM HUNGARORING. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO consegue a sua sexta POLE POSITION na categoria. Em segundo, MICHAEL SCHUMACHER; terceiro, RALF SCHUMACHER; quarto, JUAN-PABLO MONTOYA; quinto, GIANCARLO FISICHELLA; sexto, JARNO TRULLI.
CAMPEONATO BRASILEIRO : -
FLUMINENSE 3 x GRÊMIO 1, com ROMÁRIO marcando dois gols e ficando isolado na tabela dos artilheiros, agora com quatro gols. Outros resultados: ATLÉTICO PANANAENSE 2 x VASCO DA GAMA 1 e INTERNACIONAL 2 x PONTE PRETA 0 .
No final da tarde deste sábado recebemos as visitas do PAULO e MARGARIDA. Visitam a mãe da LUCINDA e MARGARIDA, dona ESMERALDA. O PAULO fica conversando comigo enquanto a MARGARIDA e a LUCINDA vão visitar o pequeno IAGO, na casa de sua avó. O filho do PAULO CÉSAR, bisneto da LUCINDA, está completando hoje seu 24º dia de vida.

O ministro das Relações Exteriores do AFEGANISTÃO, ABDULLAH ABDULLAH, afirmou hoje estar certo que OSAMA BIN LADEN e o líder do Governo afegão deposto, o taleban mulá MOHAMAD OMAR, estão vivendo na região ao redor do AFEGANISTÃO.

De pé, apesar de seus 82 anos, da artrite e do mal de PARKINSON, o PAPA JOÃO PAULO II rezou sua primeira missa da viagem à CRACÓVIA, na POLÔNIA, sua terra natal. No sermão de hoje, ele pediu aos católicos mais misericórdia para enfrentar a violência do mundo. Durante a cerimônia para quatorze mil fiéis, o PAPA consagrou uma nova igreja, o SANTUÁRIO DE LAGIEWNIKI DA DIVINA MISERICÓRDIA, dedicado à SANTA FAUSTINA, uma freira polonesa que morreu em 1938 e foi canonizada pelo PAPA em 2000.

O PM ANTÔNIO ACIR CAMARGO, 31 anos, perdeu o padrasto, a mulher e a filha de três anos em um acidente na rodovia ANHANGUERA, a 0:30 hora desde sábado. O acidente ocorreu na altura de PERUS, no km 14 da rodovia, sentido capital, envolvendo três veículos e deixou um total de quatro mortos e dois feridos. Um DODGE DAKOTA escuro, vindo em velocidade muito alta, chocou-se contra um FIAT PÁLIO prata, onde estavam o policial militar e sua família, e ainda bateu contra um caminhão que transportava água. Todas as vítimas foram socorridas ao Pronto–Socorro do Hospital Geral VILA PENTEADO. O motorista do DAKOTA, WÉRNER NUGEBAUER, 42 anos, morreu. SILVANA FERREIRA, 24 anos, que estava com ele no carro sofreu ferimentos leves. No PÁLIO, o único sobrevivente foi o PM CAMARGO, que não corre risco de morte. Os nomes de seus familiares não foram divulgados.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE–CORONEL JOSÉ PAULO FERREIRA TEIXEIRA, do CSM/M Int. Nasceu em 21 de junho de 1952. Entrou na PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 24 de maio de 1988; Major – 15 de dezembro de 1995; Tenente–Coronel – 24 de maio de 2000.

GANHOU a medalha de OURO na etapa de ZURIQUE, da LIGA DE OURO a atleta brasileira MAURREN HIGA MAGGI. Na prova de salto em distância, ela cravou a marca de 6,84 metros para garantir o primeiro lugar no pódio. Em ZURIQUE.

2 003  :  -    DOMINGO
Missa de sétimo dia pela alma do CORONEL PM Ref JOSÉ PINA DE FIGUEIREDO, às 11 horas, na Igreja NOSSA SENHORA DO PARAÍSO, na rua PARAÍSO, número 21.

Muito frio neste domingo. Viajo para POÁ, primeiramente no EXPRESSO TRANSGUARULHENSE, que me leva até o TIETÊ. Depois, pelo metrô, chego na SÉ, onde faço baldeação para o BRÁS. Ali, embarco no TREM ESPANHOL, chegando até GUAIANAZES. Finalmente, pego o trem que me transporta até POÁ. Não é fácil viajar com a temperatura baixa. Subindo a 26 de março, cruzo com o sogro do CLÁUDIO (nosso velho conhecido do ABRIGO BATUIRA). Depois, enfrento um momento doloroso e nostálgico. Vejo serem carregados os tijolos da casa de tia LOURDES. Ali, viveram minha tia, meu primo WÁLTER e tio WAZINTON (deveria ser WASHINGTON, mas o rapaz do cartório não sabia escrever a palavra correta). Agora, a família está extinta e nem a casa sobrou para contar a história deles. Cruzo com ADALVO, MARIZETE, FELIPE e LEANDRO, que irão visitar a mãe da MARIZETE. Também não é fácil encarar a minha mãe, capengando pela cozinha, cuidando do almoço, com imensa dificuldade. Não há como melhorar essa situação. Ela fica nervosa (ou mais nervosa) quando quero ajudá-la. Vai ela caminhando para os seus 95 anos (em 19 de novembro). Mesmo assim, almoçamos com certa tranqüilidade, por volta das 14 horas. Ela descansa um pouco, ou seja, até às 15:40 horas. O RENATO vem me buscar para a rotina de me levar até a estação de POÁ. Meu primo está trabalhando agora na escolta da viatura do Comandante do 32º BPMM, TENENTE-CORONEL PM FABIÃO. Está contente com o seu novo serviço.
Num dos piores domingos deste ano, por causa da baixa temperatura, regresso a GUARULHOS.

Sem três titulares, o CORINTHIANS empatou em 2 a 2 com o PAYSANDU. O nome do jogo foi o lateral-direito ROGÉRIO, que marcou os dois gols e assumiu a vice-artilharia do TIMÃO no Campeonato BRASILEIRO com oito gols. Além disso, ele completou hoje sua 63ª partida consecutiva, sem ser substituído e sem tomar nenhum cartão. Com um show de ALEX, o CRUZEIRO bateu a PONTE PRETA por 3 a 1 e se isolou na liderança; no ABC, o SÃO CAETANO derrotou o FORTALEZA por 3 a 0.

O piloto norte-americano SAM HORNISH JÚNIOR venceu fácil o GP de KENTUCKY, enquanto HÉLIO CASTRONEVES foi o melhor brasileiro na prova, com a quinta colocação. TONY KANAAN, que largou em 11º e terminou em sexto, manteve a liderança do campeonato, com 385 pontos. HELINHO subiu para segundo, com 377. SCOTT DIXOUN está em terceiro e GIL DE FERRAN, nono neste domingo, caiu para quarto. HORNISH é quinto, com 308 pontos.
  
Acabou em samba a edição dos JOGOS PAN-AMERICANOS de SANTO DOMINGO. O BRASIL, sede dos JOGOS de 2007, tomou conta da festa. Uma bandeira de 17 mil metros quadrados cobriu o gramado do estádio JUAN PABLO DUARTE, com uma vista do RIO DE JANEIRO, a partir do CORCOVADO. Era a senha para a entrada da bateria da ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA, acompanhada de alguns passistas e dos atletas brasileiros, muitos deles com fantasias de carnaval. A medalha de bronze no nado sincronizado CAROLINA DE MORAES, mesmo com o pé quebrado, desfilou em cadeira de rodas. A festa brasileira em SANTO DOMINGO começou depois do longo discurso do presidente da ODEPA, MARIO VÁZQUEZ RAÑA. A pira se apagou, o hino dominicano foi tocado e finalmente, entrou no estádio a bandeira do BRASIL. Ao ser hasteada, tocou-se o hino brasileiro corretamente, mas houve tempo para a última gafe do PAN. A bandeira do BRASIL tinha apenas uma face. Em seguida, a bandeira da ODEPA foi entregue pelo prefeito de SANTO DOMINGO, ROBERTO SALCEDO, ao seu colega do RIO, CÉSAR MAIA, que a beijou e a ergueu como se fosse um troféu. Ao som de “CIDADE MARAVILHOSA”, foi estendido em volta do gramado uma faixa emitando o calçadão de COPACABANA e, então, exibido o logotipo do PAN de 2007. O cantor ALEXANDRE PIRES, famoso na AMÉRICA CENTRAL pelas músicas em espanhol, cantou em frente a um painel inflável com o desenho do CORCOVADO. Agora, o RIO tem quatro anos para superar seus problemas e realizar o PAN perfeito que as autoridades prometem e, com isso, ganhar pontos para a disputa pela sede dos JOGOS OLÍMPICOS de 2012.

O PM SILVANO TEODORO, de 41 anos, foi morto a tiros, pela madrugada do domingo, após sair de uma padaria, na altura no número 6.500 da avenida SAPOPEMBA, zona leste de SÃO PAULO. O PM, que trabalhava na 4 ª Companhia do 21º BPMM, estava de folga quando foi atacado por três homens que ocupavam um GOL e um CELTA. TEODORO havia acabado de comprar pães e ia para casa.

O CABO MOACIR MARQUES DA SILVA, de 41 anos, do 3º Batalhão de Choque, matou a mulher SILVANA VERA CRUZ, de 42 anos, baleou outras três pessoas e se matou com tiro na cabeça na tarde do sábado, dia 16, em uma praça no BROOKLIN NOVO, na zona sul de SÃO PAULO. SILVA, que trabalhava no CANIL da PM, desconfiava estar sendo traído e resolveu se vingar. O crime aconteceu na PRAÇA ÂNGELO FALGETANO, perto da Avenida BANDEIRANTES, onde criadores de cães se reúnem para expor e vender os animais. O casal havia brigado porque o PM desconfiava da fidelidade da mulher. SILVA chegou à praça às 12:20 horas, desceu do carro e caminhou até SILVANA, que estava dentro do FIAT PÁLIO do casal. O PM conversou alguns instantes com a mulher e depois chamou MARCELO AMARO DA SILVA, de 28 anos, que foi baleado na perna ao se aproximar do casal. MARCELO conseguiu correr, mas SILVANA não teve tempo e foi executada com vários tiros. Descontrolado, o PM disparou contra as pessoas que estavam na praça e baleou PEDRO SÉRGIO FERNANDES, de 34 anos, e REBECA ALVARENGA FREIRE, de 35, que também conseguiram escapar. Depois dos disparos, SILVA aproximou-se da mulher, já morta, e disparou vários tiros no corpo. Depois atirou contra a própria cabeça. O PM morreu no PS SÃO PAULO.
  
ALMOÇO REÚNE 300 PARENTES DE SANTOS DUMONT, no bairro do MORUMBI, onde já existiu um sítio que pertenceu à família do inventor do avião. ELISA GERMANO, de 81 anos, é a única sobrinha direta do pai da aviação, ALBERTO SANTOS DUMONT, que não conseguiu conter as lágrimas no encontro que reuniu pouco mais de 300 descendentes do inventor. Além de lembrar o passado, o almoço teve um gosto especial para ela de rever netos e bisnetos e de conhecer parentes que nunca se encontraram por causa do tamanho da família. Apesar do tio ter morrido aos 59 anos, quando ela ainda era criança, em 1932, ELISA lembra quando ele visitava a casa da irmã, FRANCISCA DUMONT FONSECA, e contava sobre a emoção de ter voado no 14-BIS, em 1906. SANTOS DUMONT nasceu em MINAS GERAIS, em 1873. Essa reunião aconteceu no lugar onde existiu um sítio do sobrinho do inventor, GUILHERME DUMONT VILLARES. Ali, o aviador costumava passar suas férias quando vinha para o BRASIL. Hoje, neste espaço funciona uma escola.

Uma onda de sabotagem e violência sacudiu hoje o IRAQUE. Explosões atingiram um oleoduto e uma tubulação de água. Ataques deixaram oito iraquianos e um soldado dinamarquês mortos. Além disso, americanos mataram um cinegrafista da agência de notícias REUTERS por engano.  O principal oleoduto que leva petróleo do IRAQUE para a TURQUIA, que foi atacado na madrugada do sábado, dia 16, estava em chamas de novo neste domingo, após outra explosão. A prisão de ABU GHRAIB, a oeste de BAGDÁ, foi alvo de ataque com morteiros. Seis presos iraquianos morreram e 59 pessoas, entre civis e policiais treinados pelos EUA ficaram feridos.

ASSISTO NA GLOBO o filme UM TIRA DA PESADA 3, de 1994, dirigido por JOHN LANDIS, com EDDIE MURPHY, JUDGE REINHOLD, HECTOR ELIZONDO, THERESA RUSSELL e BRONSON PINCHOT. No terceiro filme da série, EDDIE MURPHY volta de cabelo curto (e mais gordo) à pele do tira de DETROIT, que agora tenta vingar a morte do chefe em BEVERLY HILLS. Ele trombou com criminosos que falsificam dinheiro usando a fachada de um parque de diversões. Como sempre nos filmes do diretor LANDIS, a curiosidade é identificar as celebridades – quase sempre, outros diretores, que ele convida para pequenas participações. JOHN SINGLETON faz um bombeiro, BARBET SCHRODER é manobrista, GEORGE LUCAS espera numa fila de brinquedos e o lendário RAY HARRYHAUSEN, o mago dos efeitos, aparece sentado com ARTHUR HILLER num restaurante. A GLOBO está  reprisando esse filme.

2 004  :   -  TERÇA-FEIRA
Começa hoje e se prolonga até 30 de setembro o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. No rádio, o programa de meia-hora de duração será veiculado em duas edições: às 7 horas e a partir do meio-dia. Durante a programação serão feitas inserções de candidatos e partidos, obedecendo a mesma proporcionalidade. Como as terças e quintas-feiras e os sábados serão reservado para os candidatos a vereador, hoje, eles ocupam microfones e televisões. O “desfile” dos candidatos a prefeito e vice ocorrerão às segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos, portanto, amanhã é que o eleitor conhecerá as propostas dos candidatos majoritários. Na Capital, duas candidaturas terão mais de sete minutos de tempo disponível: JOSÉ SERRA, com 7m17s, e MARTA SUPLICY, com 7m05s. PAULO MALUF terá 2m46s, menos que a ex-prefeita LUÍZA ERUNDINA. Os chamados partidos “nanicos” terão em média menos de um minuto cada.

Sobe a temperatura no mês de agosto. Não se precisa mais andar com agasalho pela manhã. LUCINDA recebe a visita de sua sobrinha SILENE, filha de sua irmã MARIA. Ela vem lhe convidar para a festa dos dez anos de seu filho, JOÃO FELIPE, que irá ser realizada no domingo, dia 22. O JOÃO FELIPE completa dez anos em 20 de agosto.
Em SÃO PAULO, passo pela Rua ANITA GARIBALDI e, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pego o recorte do DIÁRIO OFICIAL sobre a série “AGONIA E MORTE DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS”. Dona CÉLIA fica encarregada de levar ao conhecimento do presidente de que há indicações para a medalha PEDRO DE TOLEDO, a ser entregue em 2 de outubro. Até agora ele, Sr MARCONDES, não se dignou a nomear seu novo secretário da Diretoria Executiva e nem o secretário das Medalhas. Isso irá logo criar um vazio difícil para o MMDC, pois a data festiva da Cessação das Hostilidades da Revolução de 32 está chegando.

O DIÁRIO OFICIAL também publica a passagem para a inatividade do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ PAULINO DA SILVA, que era o Comandante do 28º BPMI. Ele nasceu em 27 de junho de 1950. Entrou para a PMESP em 10 de julho de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2003.    

Chego muito tarde no MMDS. Não encontro os oficiais, todos em destino, e aproveito para cortar o cabelo na AORRPM, onde também converso com o TENENTE-CORONEL AMORIM, TENENTE CONCEIÇÃO e outros que por ali se encontram. Numa tarde de temperatura elevada, regresso cedo para GUARULHOS.

O CORONEL MENDES mantém um contato telefônico comigo. Ele está com problemas de saúde na pessoa de sua sogra, que ontem foi socorrida pelo resgate, após machucar a cabeça. Não poderá ir amanhã cedo na reinauguração da CASA MODERNISTA, na Rua SANTA CRUZ, nº 325, conforme tínhamos combinado anteriormente.

OLIMPÍADA 2004: Emoção no vôlei: uma vitória de ouro. Foi um jogo digno de uma final olímpica. As seleções masculinas de vôlei do BRASIL e da ITÁLIA, campeão e vice da última LIGA MUNDIAL, fizeram um jogo emocionante, decidido num longuíssimo quinto set, que só foi fechado pelo BRASIL após um ponto demorado, sofrido: 33 a 31 no “tie-breaker”.
Candidato ao ouro, o iatista ROBERT SCHEIDT lidera a classe laser com boa vantagem sobre o belga PHILIPPE BERGMANS e o croata MATE ARAPOV.
A seleção feminina de futebol goleou a da GRÉCIA: 7 a 0. Pelas quartas-de-final, no dia 19, o adversário será o MÉXICO.
As quatro duplas brasileiras de vôlei de praia venceram seus jogos hoje e se classificaram antecipadamente para as oitavas-de-final.
A dupla ANDRÉ SÁ e FLÁVIO SARETTA foi eliminada ao ser derrotada para WAYNE BLACK e KEVIN ULLYETT, do ZIMBÁBUE.
O BRASIL ganhou hoje sua segunda medalha na Olimpíada de ATENAS, de bronze, no judô, com o inglês FLÁVIO CANTO, 29 anos, radicado no RIO. A conquista terá fim nobre: ele quer obter patrocínio para continuar tocando uma instituição que ampara e ensina judô a 530 crianças da ROCINHA e da CIDADE DE DEUS.
As semifinais dos 100 m livre, realizadas hoje, tiveram uma surpresa. Considerado um dos maiores nadadores de curta distância da história, POPOV fez o nono tempo e ficou fora da luta por medalhas. A eliminação é surpreendente porque o russo é dono de duas medalhas de ouro nessa prova, em BARCELONA (92) e ATLANTA (96). Outro que quase fica fora é o australiano IAN THORPE, que entrou apenas com a oitava marca, apenas dois centésimos de segundo à frente de POPOV. O melhor tempo foi do sul africano ROLAND MARK SCHOEMAN. A segunda marca do dia ficou com PIETER VAN DE HOOGENBAND, da HOLANDA. O garoto prodígio da natação dos EUA, MICHAEL PHELPS, já conquistou três medalhas de ouro e dois bronzes em ATENAS.

KAKÁ, DIDA e CAFU, do MILAN, e LÚCIO e ZÉ ROBERTO, do BAYERN DE MUNIQUE, estão fora do jogo contra a BOLÍVIA, pelas eliminatórias da COPA, e do amistoso contra a ALEMANHA. Segundo o técnico, os jogadores não se esforçaram para conseguir a liberação para o “JOGO DA PAZ”, que será realizado amanhã. Na partida, o BRASIL enfrenta o HAITI, em missão da ONU. A seleção do HAITI é semiprofissional e está na 95 ª colocação do ranking da FIFA.

A equiparação do cargo de presidente do BANCO CENTRAL ao de ministro foi motivada pelo temor de que o Ministério Público abrisse inquérito contra o atual ocupante do posto, HENRIQUE MEIRELLES. Ele advertiu LULA do risco de apreensão de material em seu gabinete. “Isso não pode acontecer de jeito nenhum”, disse o ministro ANTÔNIO PALOCCI, a LULA. A oposição anunciou que vai recorrer ao Supremo.

O jurista MIGUEL REALE, de 93 anos, comemorou hoje, com uma festa para 350 convidados, no Buffet FRANÇA, em SÃO PAULO, os 70 anos de seu escritório de advocacia e de uma trajetória profissional indissociável do ordenamento jurídico brasileiro. Professor, filósofo e membro da Academia Brasileira de Letras, o advogado é considerado o pai do novo Código Civil Brasileiro, lei mais importante depois da Constituição. Em 1963, MIGUEL REALE JÚNIOR juntou-se ao pai como estagiário e começou a construir a carreira que o levaria a participar da elaboração do Código Penal e da Lei de Execução Penal e ser ministro da Justiça, no governo FHC. Hoje, a banca conta com nove advogados, incluindo pai, filho e um neto, EDUARDO REALI FERRARI. Entre as autoridades presentes estavam o governador GERALDO ALCKMIN, o ex-ministro da Justiça, JOSÉ GREGORI, e o presidente do Tribunal de Alçada Criminal de SÃO PAULO, JOSÉ RENATO NALINI.

MORREU o jornalista FRANCISCO SYNÉSIO DA SILVA FILHO, o “CARLITO”, aos 98 anos. Granjeou ao longo do tempo, pela sua maneira de ser e de ajudar os colegas, muitos amigos. Trabalhou no DIÁRIO COMÉRCIO E INDÚSTRIA, DIÁRIO POPULAR, FOLHAS e A GAZETA. Foi presidente da APIC – Associação Paulista de Imprensa Carnavalesca e membro fundador da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de SÃO PAULO, onde possuía a carteira n º três. Apaixonado por carnaval foi diretor carnavalesco do ARAKAN CLUBE, organizando durante décadas os concursos para REI MOMO e princesas e os bailes de carnaval do Aeroporto de CONGONHAS. CARLITO era chamado de “MESTRE” pelo radialista FIORI GIGLIOTTI, conseguiu numa segunda-feira de carnaval, trazer a Escola de Samba do SALGUEIRO do RIO para desfilar em SÃO PAULO.
 
Na maior operação contra lavagem de dinheiro já realizada no BRASIL, a Polícia Federal prendeu 63 pessoas em 8 cidades de 7 Estados entre a noite de ontem e hoje, na maioria doleiros. O principal deles é ANTÔNIO OLIVEIRA CLARAMUNT, o TONINHO DA BARCELONA. Eles são acusados de participar de esquema que enviou 20 bilhões de dólares irregularmente ao exterior, entre 1997 e 2002. Segundo a PF, serão presos também os clientes dos doleiros. As investigações começaram há mais de um ano e contaram com a colaboração da polícia e do Ministério Público dos ESTADOS UNIDOS.

Um atentado provocado hoje por insurgentes no IRAQUE matou ao menos sete pessoas - entre elas duas crianças -, ferindo outras 42. A ação ocorreu em BAGDÁ e foi produzida pela explosão de um morteiro em uma rua comercial. A explosão incendiou um prédio e destruiu sete carros na rua AL RASHEED, no centro da cidade, segundo o CORONEL ADNAN ABDUL RAHMAN, do Ministério do Interior.

Cinco palestinos morreram em uma explosão provocada por ISRAEL no início da madrugada, em GAZA. Dois eram integrantes do grupo terrorista HAMAS e outro do JIHAD ISLÂMICO. Na CISJORDÂNIA, soldados mataram um menino de nove anos. O alvo da operação em GAZA era AHMED AL JABARI, um dos principais líderes do braço armado do HAMAS. Ele foi ferido nas pernas. Quatro dos mortos eram parentes de JABARI, e o outro, de ABDEL AZIZ RANTISSI, líder do HAMAS que foi morto em ataque israelense em abril, semanas após outra operação ter matado o principal líder do grupo, xeque AHMED YASSIN. Em NABLUS, soldados israelenses mataram KHALED USTA, 9 anos, que estava diante de sua casa quando foi alvejado.

Foi encontrado hoje pela manhã o corpo de PATRÍCIA MARGARITA TÉLLEZ, uma importante empresária do meio artístico colombiano, que representou, entre outras celebridades, a cantora SHAKIRA. Ela foi encontrada morta em seu apartamento, no setor do norte de BOGOTÁ, mas tanto a polícia quanto a promotoria afirmam que não havia sinais de violência. O corpo de PATRÍCIA, de 47 anos, será submetido a uma autópsia e o local em que ela foi achada passará por uma minuciosa inspeção.

2 005   :   -    QUARTA-FEIRA
VICTÓRIO mostra-me algumas modificações que ele fez na Entidade onde servimos. No esforço de arrastar móveis, ele mesmo, machucou-se e se sente dolorido nesta tarde. Mesmo assim dá conta da pauta e pudemos realizar normalmente nossa reunião.
Mais tarde, cruzo com o CORONEL PM Res RICARDO JACOB na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Demonstra grande interesse em resolver nossos problemas financeiros. Irá trazer amanhã, para uma reunião da Diretoria Executiva, uma senhora que promove eventos. Não contamos com o presidente GINO, pois o mesmo está numa reunião no COMANDO SUDESTE, tratando de assuntos referentes à Parada do SETE DE SETEMBRO, no sambódromo. CORONEL PM MENDES, CORONEL Ref ARY CANAVÓ, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM e o 1º Tenente participam do nosso encontro costumeiro das quartas-feiras. A funcionária LUCIENE vai buscar a Ata da Assembléia Geral Eleitoral de 27 de abril, no 4º Cartório, que já está registrada.  Tratou da eleição dos novos dirigentes da Sociedade. Mas a outra Ata, de 7 de julho, também registrada, deverá ser liberada mediante um documento que precisa ser assinado pelo nosso presidente. Esses documentos são necessários para o Banco a fim de liberar os cheques da Sociedade. Isso deverá ficar pronto amanhã. A LUCIENE tem interesse na liberação do dinheiro para pagar dois meses de ordenado atrasados.
No retorno para casa, quando o MENDES me transporta até a ARMÊNIA, mostra toda sua preocupação por causa da situação financeira da Sociedade. Muito embora tenhamos grandes melhoras após a posse do CAPITÃO Ref GINO STRUFFALDI, há muita coisa no ar. Mas esses problemas poderão ser abordados amanhã na reunião de Diretoria Executiva.
Em casa, mantenho contato telefônico com o GINO, acerca da pauta da ORDEM DO DIA para a reunião de amanhã.

Um incêndio matou, no final da noite de ontem, duas crianças e destruiu pelo menos 43 barracos na favela dos SEM-TERRA, no JARDIM PERI ALTO, na zona norte da Capital. O fogo começou por volta das 23 horas no barraco onde moravam DAIANE DOS SANTOS, 11 anos, e sua irmã ELLEN GABRIELLE DOS SANTOS, de 4 anos. Elas dormiam sozinhas, perto da porta do barraco. Uma mulher ficou levemente ferida. Ao todo, 73 famílias estão desabrigadas, num total de 167 pessoas – entre elas quatro idosos e 76 crianças.
             
O BRASIL fez tudo o que precisava para ganhar da CROÁCIA. Ou quase tudo. Só faltou acertar a pontaria, porque a seleção foi superior ao adversário no amistoso de hoje, entre as duas equipes, em SPLIT, e perdeu ótimas chances para sair de campo com algo melhor do que o 1 a 1. E isso apesar de os brasileiros terem jogado em ritmo de treino, sem muito esforço. O BRASIL jogou com DIDA, CAFU, LÚCIO, ROQUE JÚNIOR, ROBERTO CARLOS, ÉMERSON, ZÉ ROBERTO (RENATO), RICARDINHO (ROBINHO), KAKÁ (JUNINHO PERNAMBUCANO), ADRIANO (J. BAPTISTA), RONALDO (R. OLIVEIRA). O primeiro gol da partida foi da CROÁCIA, marcado por DRANJCAR, aos 30 minutos. RICARDINHO empatou aos 41 minutos do primeiro tempo.

O CORINTHIANS venceu hoje o GOIÁS por 2 a 0, no Estádio SERRA DOURADA, e largou na frente por uma vaga na próxima fase da COPA SUL-AMERICANA. O triunfo fora de casa deu vantagem para o TIMÃO, que agora, na partida de volta, dia 31, no PACAEMBU, pode perder por até um gol de diferença. O SÃO PAULO foi derrotado pelo INTERNACIONAL no estádio BEIRA-RIO, por 2 a 1. JUVENTUDE e CRUZEIRO empataram em 1 a 1. O SANTOS perdeu por 2 a 1 no RIO, contra o FLUMINENSE.

O governo conseguiu hoje, com a ajuda dos partidos de oposição, derrubar na Câmara o salário mínimo de R$384,29 aprovado pelo Senado. O valor volta aos R$300,00 fixados por medida provisória. “Podemos ser contra o governo, mas não podemos permitir que a sociedade pague pela fragilidade do governo”, disse o líder do PFL na Câmara, JOSÉ CARLOS ALELUIA – a alegação é de que o reajuste aumentaria principalmente o déficit da Previdência. A discussão do assunto terminou em tumulto, com deputados de diversos partidos de oposição protestando contra a manobra regimental do governo e dos líderes que garantiu votação simbólica. A votação foi acompanhada na Câmara pelo ministro de Relações Institucionais, JAQUES WÁGNER.

O advogado ROGÉRIO TADEU BURATTI, secretário de Governo de RIBEIRÃO PRETO quando o prefeito era ANTÔNIO PALOCCI, foi preso hoje, acusado de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e destruição de provas. A prisão foi feita quando ele terminava depoimento em outro inquérito, por possíveis fraudes em licitações de coleta de lixo de cidades paulistas e mineiras. Foi preso também o corretor CLAUDINET MAUAD, sob as mesmas acusações. Ligações telefônicas entre os dois estavam grampeadas pelo Ministério Público.

O PT divulgou resolução em que pede desculpas aos brasileiros, como recomendou o presidente LULA no pronunciamento de sexta-feira, dia 12. O partido admite erros, mas não entra no mérito das denúncias. Em discurso na BAHIA, o presidente LULA disse que tem a consciência “limpa e tranqüila” e que espera mais denúncias contra o governo e o PT.
Professores universitários, PSTU, PSOL e movimentos sociais promoveram hoje manifestação de cerca de dez mil pessoas contra o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA na ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. “FORA LULA” e “LULA TRAIDOR” eram refrões gritados, um dia após a manifestação da UNE a favor do presidente. O protesto terminou com a queima de um boneco de LULA. Juízes promoveram um ato contra a corrupção e a favor da ética na política.

O vice-presidente da República e ministro da Defesa, JOSÉ ALENCAR, foi submetido hoje a uma angioplastia em SÃO PAULO e ficará internado para observação até sexta-feira. Segundo o médico que coordenou a cirurgia, o cardiologista ROBERTO KALIL, o vice-presidente “volta à rotina na semana que vem”. ALENCAR veio à capital pra um check-up geral, no Hospital SÍRIO LIBANÊS. Os exames detectaram falta de sangue no lado esquerdo do coração e ALENCAR foi convencido pelos médicos a fazer de imediato um cateterismo – exame mais detalhado, uma sonda. O cateterismo comprovou pequena obstrução em uma artéria. Em seguida foi feita a angioplastia, que consiste em restituir com um pequeno balão o ponto de estrangulamento da artéria – também com uma sonda.
         
Nem todos os trabalhadores conseguiram ser atendidos hoje nas agências do INSS, depois de 76 dias de greve. Dos 27 postos da Capital, só 15 abriram as portas. O INSS garante que amanhã todas as unidades vão abrir. As filas pioraram, com espera de até doze horas. A segurada ZILAH MORETTI, com leucemia, chegou às 7:30 horas no posto, mas o portão já havia sido fechado.

A cantora SARA ALVARENGA, que foi acusada de tentar matar os dois filhos, em fevereiro de 2003, junto com o marido, em CAMPINAS, deve ser recolhida a uma casa de custódia para tratamento psiquiátrico. Absolvida pela Justiça, ela vive com uma irmã, em CAMPINAS, e tem o direito legal de ver os filhos, que moram com os avós, por duas horas, ao dia. Mas o Tribunal de Justiça, na mesma decisão em que a absolveu, considerou que SARA tem problemas psiquiátricos e deve ser internada, por pelo menos um ano, para tratamento. A advogado de SARA, PEDRO RENATO LÚCIO MARCELINO, pretende recorrer, tentando transformar a internação em tratamento ambulatorial. Nesse caso, SARA não precisaria ficar internada, mas apenas comparecer periodicamente ao médico. Mas o recurso só pode ser impetrado após a publicação da decisão, o que ainda não ocorreu.

O estudante de engenharia de automação FELIPE LIMA LOPES, de 25 anos, foi assassinado com um tiro no peito, ontem à noite, numa estrada de LIMEIRA, a 150 km de SÃO PAULO. A principal linha de investigação aponta para a hipótese de execução, por vingança, já que nada foi roubado do rapaz, filho de dono de uma metalúrgica. É o segundo crime envolvendo universitários em LIMEIRA, em apenas 17 dias, o que chocou a cidade.  No outro caso, os suspeitos de matar a estudante de Direito FLÁVIA TETZNER, de 24 anos, tentaram esconder rastros do crime lavando o banco traseiro do VECTRA onde ela foi estrangulada.

A polícia esclareceu hoje a morte brutal da mineira SANTA RAMOS FERREIRA, de 31 anos, assassinada com três marretadas na cabeça, no dia 15, segunda-feira, pelo próprio marido, o catador de papel NISVALDO DE JESUS SILVA, de 36 anos. Após atacá-la, ele enterrou o corpo em um terreno baldio ao lado de sua casa, na RUA CAFÉ, bairro dos PIMENTAS, em GUARULHOS.

Parentes de JEAN CHARLES DE MENEZES, morto no metrô de LONDRES, em 22 de julho, exigem que os policiais que deram 8 tiros no brasileiro sejam julgados como criminosos e condenados à prisão perpétua. Ontem, o caso ganhou destaque na imprensa européia depois que a TV britânica ITN, com base no depoimento de um policial, disse que MENEZES não correu da polícia e foi executado dentro do vagão do metrô em STOCKWELL. Até então, a SCOTLAND YARD alegava que o brasileiro trajava um casaco pesado, desobedeceu a uma ordem de parar, e tentou pular as catracas do metrô. O eletricista teria sido confundido com um dos terroristas que atacaram o metrô de LONDRES, e um ônibus, em 21 de julho. Representantes do governo britânico chegaram  a oferecer, em julho, uma indenização à família da vítima.

Um crime comoveu hoje a FRANÇA. Uma mulher romena se infiltrou num coral de monges em TAIZE (centro-oeste do país), durante uma prece vespertina, e cortou a garganta do fundador de uma comunidade cristã ecumênica diante de 2.500 peregrinos horrorizados. O assassinato do Irmão ROGER SCHUTZ, de 90 anos, na Igreja da Reconciliação, provocou reações de choque e tristeza do PAPA BENTO XVI, da Igreja Anglicana, e de milhões de fiéis de todo o mundo.

Três carros-bombas detonados por suicidas explodiram hoje num intervalo de cerca de 30 minutos perto de uma estação rodoviária de BAGDÁ, causando a morte de 43 pessoas e ferimentos em mais de 70. O ataque parece ter sido planejado para coincidir com as reuniões finais da comissão que redige a Constituição, retomadas hoje para deliberar sobre temas como autonomia para regiões e divisão da renda do petróleo.

EXPLODIRAM simultaneamente pelo menos 100 bombas de fabricação caseira em dezenas de cidades de BANGLADESH, incluindo a capital, DACA. Os artefatos foram postos próximos a prédios do governo, sedes de empresas de comunicação e centros financeiros. Duas pessoas morreram e aproximadamente 130 ficaram feridas. No mesmo dia, cerca de cinqüenta pessoas foram presas.
 
MULTADO em 10 mil dólares por não comparecer a um tribunal da LOUISIANA o astro pop MICHAEL JACKSON, de 46 anos, em uma nova acusação de abuso sexual.

RECEBEU alta a cantora MADONNA, que fissurou três costelas e fraturou a clavícula e uma das mãos depois de cair de um cavalo. Ela sofreu o acidente quando montava em sua casa de campo, na INGLATERRA. A cantora deve ficar afastada dos palcos por três meses.

DISPENSADO por telefone, pelos produtores da série de cinema 007, o ator irlandês PIERCE BROSNAN, de 52 anos, que interpretou o agente secreto JAMES BOND em quatro filmes. BROSNAN estaria “muito velho” para atuar no papel, que deve ficar com o inglês DANIEL CRAIG. O próximo episódio da série, CASINO ROYALE, será filmado em 2006. 

2 006    :   -     QUINTA-FEIRA          Q51/2  21318G215/
Uma tosse que perturba atrapalha minhas atividades nesta quinta-feira. Tenho de cuidar de uma reunião no MMDS envolvendo um caso difícil, narrado pelo MÁRIO MARGARIDO. Trata-se da separação do CAPITÃO PM Ref NEWTON DE PAULA CAMPOS e a CIDA. Eles tiveram uma vida em comum de mais de vinte anos. O NEWTON arrumou uma outra mulher, no local onde ele trabalha, e deixou a CIDA de lado. Agora, quer que ela desocupe o apartamento onde está morando, naturalmente para colocar a outra mulher no lugar. Há um misto de revolta entre os oficiais pelo que está acontecendo. Pouca coisa poderemos fazer, a não ser dar apoio moral para a CIDA.
Por volta das 14:30 horas começam a chegar os membros do CONSELHO SUPERIOR, com reunião marcada para logo mais: GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA e o advogado ROMAGNOLI, que é o secretário do Conselho. Foi convocado o vice-presidente do Conselho Fiscal, FERNANDO LOPES DAVI, pois ele deverá assumir a presidência para examinar as contas do tesoureiro da Diretoria Executiva, CORONEL RENALDO, atualmente Presidente do Conselho Fiscal. Também estão na Sociedade o CORONEL MENDES e a JANAÍNA. ROMAGNOLI e JANAÍNA pedem doadores de sangue para a menina CAROLINA, de apenas seis anos, internada na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA e que irá ser operada do coração. CAROLINA é bisneta do falecido GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Entro em contato com o CPAM-1 a fim de conseguir doadores na tropa afeta àquele comando.
Não participo da reunião do Conselho Superior, pois não faço parte do mesmo e porque marcara com o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA estar no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, por volta das 15 horas. Hoje o Prof JOSÉ CARLOS reúne, como Presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 1932, os participantes da mesma, escolhido por ele. Essa reunião está sendo realizada no 4 º andar do IHGSP, onde está instalado o MEMORIAL DE 32. Ali vamos encontrar: Doutora NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS, presidente do IHGSP; Doutora CÁRBIA BOURROUL, responsável pelo MEMORIAL DE 32; Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, Professora MARGARIDA, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, Doutor ANTÔNIO CARLOS DE PAULA CAMPOS, FORREST MALCOLM.
Professor JOSÉ CARLOS dirige os trabalhos e fala sobre as intenções da Comissão, principalmente quando se procura resgatar episódios da Revolução. As pessoas presentes também abordam diversas facetas do Movimento Constitucionalista, muitas desconhecidas de nós.
Por volta das 17 horas, com a tosse me perturbando e, para não causar problemas para a própria reunião, não fico para a segunda parte.
Em casa, lá pelas 19 horas, recebo um telefonema do CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, que se desabafa sobre o que aconteceu na tarde durante a reunião do CONSELHO SUPERIOR. Diz ele que pediu demissão do quadro associativo da Sociedade porque foi prensado pelos membros do Conselho Superior quanto a sua atuação como presidente do Conselho Fiscal. Joga toda a culpa no MENDES, dizendo que ele orquestrou essa reunião como maçom. O telefonema do RENALDO é traumatizante. Está decepcionado com os atuais presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Queixa-se o RENALDO da direção da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, dizendo que também irá deixar de ser associado da AOPM.
Procuro saber o que realmente aconteceu na reunião. Telefono para o GINO e sua esposa, dona DINORÁ, diz que ele saiu. Somente amanhã é que irei me inteirar do problema criado.

O procurador-geral da República, ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA, pediu hoje ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito criminal contra mais 27 parlamentares sob suspeita de integrar a máfia dos sanguessugas. Seus nomes não foram divulgados. A base das suspeitas está em documentos, livros contábeis, papéis bancários e depoimentos sobre superfaturamento de ambulâncias. As informações foram entregues na quarta-feira, dia 16, a FERNANDO DE SOUZA, pelo deputado ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, relator da CPI DOS SANGUESSUGAS. Já são 84 os parlamentares investigados.

Terror e agonia marcaram a noite de ontem para 43 sacoleiros, obrigados por bandidos a se amontoarem nus dentro do bagageiro de um ônibus que seguia da Capital ao PARAGUAI, durante assalto, na região de TATUÍ, interior de SÃO PAULO. A Rodovia CASTELLO BRANCO serviu como rota de fuga da quadrilha, que, em alta velocidade tentava escapar da polícia. Houve troca de tiros em BARUERI. Um suspeito morreu, dois ficaram feridos e a polícia ainda prendeu outros quatro assaltantes.

Uma bomba de fabricação caseira foi lançada contra uma agência do INSS hoje pela manhã em PRESIDENTE PRUDENTE, a 580 km de SÃO PAULO. O artefato não explodiu, mas o edifício atacado foi evacuado às pressas. A polícia investiga se o ataque está relacionado a onda de crimes ordenadas por uma facção criminosa.    

Começou hoje a 51ª FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO DE BARRETOS. Até dia 27, a cidade vive em torno do evento. Os 1.200 leitos dos hotéis locais estavam reservados antes do início da festa. Com isso, quem ganha são as pensões e pousadas menores e mesmo moradores comuns que chegam a ceder suas casas para acomodar hóspedes.
O CLUBE “OS INDEPENDENTES”, responsável pelo evento, prevê que 800 mil pessoas prestigiem a festa neste ano. No ano passado foram 1,2 milhão de visitantes, mas houve uma semana a mais de competições por conta do 50 º aniversário do evento. 

O PALMEIRAS mereceu a vitória, mas um erro individual e a má pontaria nas finalizações fizeram a equipe do técnico TITE só empatar, por 1 a 1, nesta noite, no PALESTRA ITÁLIA, com o JUVENTUDE. O resultado impediu que a equipe se distanciasse ainda mais da zona de rebaixamento e se aproximasse dos líderes do CAMPEONATO BRASILEIRO. O time soma 21 pontos e permanece na 12ª colocação, um ponto a menos que o adversário gaúcho.
O SANTOS continua firme na luta pelo título brasileiro. Mais uma vez não teve uma bela atuação, mas não precisou se esforçar muito para vencer o CRUZEIRO por 2 a 0, hoje, na VILA BELMIRO, e pular para a segunda colocação, com 31 pontos – dois atrás do líder SÃO PAULO e dois a mais que o INTER, times que estão com um jogo a menos.

Multado em 900 mil reais, por propaganda eleitoral antecipada, o Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A representação foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral pelo PSDB, que acusou LULA de enaltecer feitos de seu governo num tablóide intitulado BRASIL, UM PAÍS DE TODOS. Com 36 páginas, o jornal foi distribuído em dezembro de 2005 pelo Gabinete Civil da Presidência, pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria-Geral da Presidência. A condenação imposta a LULA equivale ao custo estimado da publicação que teve um milhão de exemplares. Em BRASÍLIA.

O ex-ditador paraguaio ALFREDO STROESSNER, falecido no dia 16, foi enterrado hoje no Cemitério da ESPERANÇA, em BRASÍLIA, após uma rápida cerimônia religiosa, à qual não compareceu nenhum representante dos atuais governos do BRASIL ou do PARAGUAI. A família espera a remoção do corpo para uma sepultura definitiva, no PARAGUAI, nos próximos meses.

O Exército do LÍBANO iniciou hoje a ocupação da região sul do país, conforme prevê a Resolução 1.701 da ONU, aprovada para suspender os conflitos entre o grupo xiita HEZBOLLAH e ISRAEL. É a primeira vez, desde 1968, que os militares libaneses estão presentes na região. Eles foram recebidos com euforia por parte da população. O Exército pretende completar amanhã o deslocamento de quinze mil soldados para o sul. A eles deverá se juntar uma força multinacional de outros quinze mil soldados, ainda em formação. A ONU fez um apelo aos países membros e começou a receber oferta de tropas para ampliar a atual força de paz no LÍBANO, que está com 2 mil homens. BANGLADESH foi o país que prometeu mais soldados – dois mil -, enquanto a FRANÇA ofereceu apenas 200, desapontando outras nações porque aceitou comandar a força. Um sinal da volta gradual do LÍBANO à normalidade foi a retomada dos vôos comerciais no aeroporto de BEIRUTE, hoje.   

Os rebeldes do grupo TIGRES DE LIBERTAÇÃO DO EELAM TÂMIL lançaram hoje novos ataques na Península de JAFFNA, norte do SRI LANKA, onde os combates com as forças de segurança deixaram mais de 800 mortos em uma semana. Segundo fontes militares, cerca de 300 pessoas morreram na quarta-feira, dia 16. O Exército disse que os rebeldes lançaram ontem ataques com lanchas e infantaria, mas foram repelidos.
O conflito no SRI LANKA opõe os budistas cingaleses aos indus tâmeis, que habitam a região norte e a área costeira no leste da ilha. Depois da independência do SRI LANKA do Império Britânico, em 1948, os cingaleses consolidaram seu domínio e aos poucos afastaram a minoria tâmil da política, economia e instituições sociais. Nas décadas seguintes, surgiram dezenas de grupos que lutavam pela independência do EELAM TÂMIL (denominação dada à região habitada pela minoria). O conflito armado irrompeu em 1983, depois que 13 soldados cingaleses foram mortos em JAFFNA, centro histórico dos tâmeis. Os rebeldes do grupo TIGRES DE LIBERTAÇÃO DO EELAM TÂMIL controlam cerca de 40% da terra que reivindicam e têm polícia, banco e tribunais próprios. A guerra civil matou mais de 65 mil pessoas até a trégua firmada em 2002. Mas a violência foi retomada depois da eleição, em novembro, do presidente MAHINDA RAJAPAKSE, que se opõe à autonomia para os temeis. Mais de 1.500 pessoas morreram desde dezembro.

Um americano de 41 anos, o professor JOHN MARK KARR, foi preso hoje em BANGOC, na TAILÂNDIA, e confessou ter sido o autor do assassinato da modelo infantil JONBENET RAMSEY. Ela morreu aos 6 anos, em 1996, em BOULDER, no COLORADO. Na época, os pais foram considerados suspeitos do crime. KARR declarou aos agentes de imigração tailandesa que o detiveram que a morte da menina foi um acidente. Os EUA haviam pedido a prisão do professor às autoridades tailandesas no dia 11. KARR, embora não confessando textualmente o assassinato, disse que estava com a menor no momento da morte, mas assegurou que foi um acidente. Ele disse ainda que estava apaixonado por ela. JONBENET foi encontrada morta por estrangulamento e pancadas no porão de sua casa, em BOULDER, em 26 de dezembro de 1996. O crime chocou a sociedade americana. A menina era uma das modelos infantis mais famosas dos EUA.

O ator e diretor MEL GIBSON foi condenado hoje a três anos de prisão, mas vai ficar em liberdade condicional depois de ter aceito não se defender da acusação de dirigir em estado de embriaguez, no acidente ocorrido na madrugada de 27 para 28 de julho, que logo foi iniciado em todo o planeta. Não apenas pelo estado etílico do ator de MAD MAX, mas principalmente pelas declarações anti-semitas que ele fez ao ser detido. 

Ordenada a interrupção das escutas telefônicas sem autorização judicial promovidas pela administração do presidente americano GEORGE W. BUSH, como parte do programa de vigilância antiterrorista. A juíza distrital de DETROIT, ANNA DIGGS TAYLOR, considerou o grampo telefônico inconstitucional por violar os direitos de liberdade de expressão e privacidade. A CASA BRANCA deve recorrer.

2 007     :     -    SEXTA-FEIRA     4/ 141//1103/201/
Há exatamente QUINZE ANOS, no dia 17 de agosto de 1992, o Ministério da Saúde divulgava um dado alarmante: o BRASIL já tinha, naquele momento, o registro de 30 mil casos de AIDS. Hoje, a epidemia já bate nos 433 mil registros, mas a propagação da doença, segundo o Ministério da Saúde, está em fase de estabilização – o primeiro passo para que o número de casos comece a cair.
Saio um pouco mais cedo de casa. É que o Movimento CANSEI, promovido pela OAB/SP terá começo na PRAÇA DA SÉ por volta do meio-dia. Toda a praça está cercada por grades e uma firma de segurança, contratada pela OAB/SP, protege as pessoas que irão participar do evento. Ali encontro o Presidente GINO STRUFFALDI. Para entrar na área do Movimento precisamos de crachás. Nas escadarias da Catedral estão sentadas algumas das Mulheres da Verdade. A professora MARIA CECÍLIA ali se encontra. JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA faz uso da palavra no palanque, que, aos poucos, vai recebendo outros convidados: IVETE SANGALO, PAULO VILHENA, SÍLVIA POPPOVIC, FERNANDO SCHERER (XUXA), JOÃO DÓRIA JÚNIOR, MAYARA MAGRI, OSMAR SANTOS, HEBE CAMARGO, VANDERLÉIA, PADRE ANTÔNIO MARIA. “Os artistas aqui na frente, por favor. HEBE querida, vem. JOÃO DÓRIA.WANDECA, eterna TERNURINHA; AGNALDO RAYOL, a voz inesquecível...”, diz o mestre de cerimônias, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, conselheiro da OAB. O humorista CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA comemora: “A PRAÇA É NOSSA!”. IVETE SANGALO é a grande estrela, sem dizer nada. Assim se expressa HEBE CAMARGO: “Eu sempre participei de movimentos. Tenho fotos minhas de 40 anos atrás, na rua. Eu sou do povo!”.
Coronel CANAVÓ, ÂNGELA BARCELLOS, ALFREDO BRUNO JÚNIOR, FRANCES DE AZEVEDO, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU e muitos outros conhecidos se fazem presentes. Por volta das 13 horas, é observado um minuto de silêncio pelas vítimas do desastre da TAM, cuja tragédia completa hoje um mês.
Os repórteres do jornal “SEMANÁRIO DA ZONA NORTE” estão presentes, colhendo dados para uma matéria que será publicada na edição número 416, de 24 de agosto. Essa matéria deverá ser ampla, ocupando duas páginas do SEMANÁRIO.
Depois das 14 horas, deixamos a PRAÇA DA SÉ e vamos almoçar com oficiais do MMDS. Um deles, o RONALDO, acompanha-me até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Visita-nos o PM ALMEIDA, fotógrafo da 5ª Seção do Estado Maior. Está fazendo uma tomada de fotos para montagem de um DVD para a advogada MARIA LÚCIA CAMARGO. Ela levou os restos mortais de seu pai, ex-combatente da Revolução Constitucionalista, para o Monumento Mausoléu no último dia 9 de Julho. Quer imortalizar a sua imagem através de um documentário. ALMEIDA trouxe para a Sociedade um CDR com 240 fotos da solenidade dos 75 anos da Revolução, realizada em 9 de Julho último.
     
O primeiro ato público do CANSEI – movimento contra a corrupção, violência, bala perdida e carga tributária – terminou às 13:30 horas com o coro “fora LULA, fora LULA”, entoado por parte do público na PRAÇA DA SÉ. Muitos empunhavam bandeiras do BRASIL, outros, cartazes com a frase “LULA não sabe nada” ou “cansei de malandros enriquecerem no governo”. As vaias ao presidente ocorreram logo após a execução do HINO NACIONAL, puxado por AGNALDO RAYOL – “a voz inesquecível”, como ele foi saudado pelos organizadores do evento. LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, presidente da OAB/SP, que passou os últimos dias empenhado em afirmar que a manifestação “é apartidária, apolítica e não contra governo nenhum”, declarou que não ouviu o protesto. “Ouvi o Hino Nacional e o povo gritando Viva o BRASIL”.
A ação na praça marcou um mês do acidente com o AIRBUS A-320 da TAM, com 199 mortos. Foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia, mas cerca de 40 parentes que foram à SÉ saíram de lá revoltados, porque a segurança não permitiu que chegassem ao palanque erguido no pé da escadaria da catedral. Barrada, ANA QUEIROZ – que perdeu ARTHUR, de 27 anos – protestou: “Estão usando a gente, perdi meu filho, mas a luta eu não vou perder”. D´URSO tentou contornar: “O palanque não pode suportar todo mundo”. Ele providenciou para que dois representantes das famílias subissem.
A OAB e líderes empresariais e industriais anunciaram o CANSEI dias depois da tragédia e a ele deram o nome de Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Contra a iniciativa levantaram-se aliados do Palácio do Planalto que vêem na mobilização indícios de “golpismo”.
A coordenação do CANSEI planejava fazer a reunião na catedral, mas a Arquidiocese de São Paulo não consentiu. Em nota, a Cúria Metropolitana destacou que não houve autorização do uso do templo pelo cardeal-arcebispo D. ODILO SCHERER. “A Arquidiocese não desautoriza o movimento, mas não encabeça o protesto nem participa de sua organização”.
O ato na SÉ foi o primeiro que o CANSEI levou às ruas. A organização calculou que cinco mil pessoas participaram. O TENENTE-CORONEL PM SIDNEY CÂMERA ALVES, do 11º BPMM, disse que essa era também sua estimativa. A assessoria do Comando da PM, contudo, acredita que foram à SÉ entre mil e mil e quinhentas pessoas.
Na avaliação de D´URSO, o resultado foi muito positivo. “O movimento foi extraordinário. Não havia nenhuma expectativa de reunir um grande número de pessoas, mas a presença da massa nos surpreendeu. O que importa é que a mensagem foi passada: precisamos convocar a população para fazer algo pelo País”, declarou. O presidente da OAB/SP reiterou que o movimento é apolítico e apartidário. “Não houve discursos políticos”, ressaltou.  

O empresário LUIZ CARLOS BARRETO confirmou hoje ao corregedor do Senado, ROMEU TUMA, que o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, participou da compra de duas rádios e um jornal, numa negociação secreta com o usineiro e ex-deputado JOÃO LYRA. “O empresário confirmou a presença de RENAN na intermediação do negócio, mas não apresentou prova de participação do senador alagoano na suposta sociedade secreta”, destacou TUMA, em MACEIÓ.
De acordo com o corregedor, BARRETO – que era sócio dos veículos de comunicação – não pôde passar muitos detalhes a respeito da venda, já que não teria participado ativamente na negociação. “Ele disse que quem estava à frente das negociações era seu sócio, NAZÁRIO PIMENTEL, que deverá ser ouvido em SERGIPE”, destacou
TUMA ouvirá também o empresário TITO UCHÔA, primo e assessor de RENAN, acusado por LYRA de ser “laranja” do presidente do Senado na compra dos veículos de comunicação.

A decisão do FEDERAL RESERVE (FED, o banco central americano) de reduzir a taxa de juros cobrada em empréstimos a instituições financeiras acalmou os mercados globais hoje. Segundo analistas, a redução da taxa revela que o FED está pronto para socorrer o mercado caso a situação fique ainda pior. Como resultado, as bolsas de valores subiram com força nos ESTADOS UNIDOS e na EUROPA. No BRASIL, o otimismo atingiu com mais intensidade o dólar, que recuou 3,2 %, para R$2,025. O Índice da Bolsa de Valores de SÃO PAULO oscilou bastante: chegou a subir 3,27%, ficou negativo em 2,73% e por fim fechou com alta de 1,3%. O risco país, medido pelo banco JP MORGAN,caiu 9,2% para 208 pontos. Analistas acreditam que, apesar da atuação do FED, a instabilidade está longe do fim, porque ainda há temor de que algum banco importante esteja com problemas.

Faleceu hoje à tarde, aos 82 anos, nesta Capital, o acadêmico RUBENS TEIXEIRA SCAVONE. Ex-presidente da Academia Paulista de Letras, ex-corregedor geral do Ministério Público em SÃO PAULO e procurador de Justiça. Era escritor, contista, ensaísta e romancista. Foi um dos primeiros brasileiros a incursionar pela ficção científica. Natural de ITATIBA, onde nasceu a 8 de julho de 1925, esteve sempre rodeado de livros, pois seu pai era bibliófilo. Bacharelado pela turma de 1948, da Faculdade do Largo de São Francisco, foi diretor e redator dos jornais acadêmicos FOLHA PAULISTA, NO LIMIAR DAS ARCADAS e CALÍOPE. Escreveu no CORREIO PAULISTANO, FOLHA ACADÊMICA e para jornais da Capital e do Interior. Em 1949, aprovado em concurso para o Ministério Público do Estado, foi promotor de Justiça em diversas cidades do interior e São Paulo. Promovido por merecimento a Procurador de Justiça e eleito para a Corregedoria Geral do Ministério Público, foi professor de Direito Internacional Privado, Processo Penal, Sociologia Jurídica e Criminologia. Exerceu o magistério por 22 anos na Universidade Mackenzie e nas Faculdades de Direito de SOROCABA e SÃO BERNARDO DO CAMPO. Além dos vinte e dois ensaios jornalísticos da fase acadêmica, publicou grande volume de trabalhos de ordem jurídica – livros, pareceres, estudos, artigos – durante mais de três décadas na REVISTA DOS TRIBUNAIS, REVISTA FORENSE, JUSTITIA e na imprensa paulista. Deixa dezenas de trabalhos publicados em revistas e no SUPLEMENTO CULTURAL de O ESTADO, JORNAL DA TARDE, FOLHA DA MANHÃ, DIÁRIO POPULAR e também para periódicos sobre artes plásticas. Entre seus livros, O HOMEM QUE VIU O DISCO VOADOR, DEGRAU PARA AS ESTRELAS e O DIÁLOGO DOS MUNDOS, entre outros. Escritor de profunda sensibilidade, observação sagaz e apurado senso plástico, propriedade de expressão, o acadêmico RUBENS TEIXEIRA SCAVONE era o romancista de largos recursos que se revelou particularmente em O LÍRIO e a ANTÍPODA e em CLUBE DE CAMPO. Informado e atualizado, estudioso da literatura norte-americana, intérprete de escritos em FAULKNER & CIA, era também novelista por excelência da ficção científica.
O corpo está sendo velado no anfiteatro da APL, no LARGO DO AROUCHE, 312, de onde sairá o féretro amanhã, às 11 horas, para o Cemitério do MORUMBI. O enterro será realizado às 12:30 horas.

Faleceu o doutor PAULO NOVAES, aos 79 anos, em AVARÉ. Médico, foi prefeito, vice-prefeito, vereador. Em 1992, assumiu a cadeira de deputado federal, com o falecimento de ULYSSES GUIMARÃES. Foi diretor superintendente do IAMSPE durante o governo FLEURY, no Estado de São Paulo.

O atirador paranaense WÁLTER ANTÔNIO PERTILE, de 48 anos, foi morto com um tiro de revólver, hoje à tarde, em CASCAVEL (PR), dentro do escritório de Contabilidade IGUAÇU, do qual era um dos proprietários. Segundo testemunhas, o sócio dele, DARLEI NADAL GABANA, de 56 anos, foi quem disparou o tiro. Ele está foragido. Atualmente PERTILE ocupava a terceira posição no ranking nacional de TIRO PRÁTICO (PISTOLA), modalidade que lhe rendeu diversos títulos, entre eles o BRASILEIRO de 2005. Poucos antes do disparo, os dois sócios discutiram.      

Foi com um mix de show e festa que ZEZÉ DI CAMARGO celebrou seus 45 anos, nesta noite, em GOIÂNIA. Durante a apresentação da dupla sertaneja no ATLANTIC MUSIC HALL, FRANCISCO e HELENA, os pais do cantor, subiram ao palco com um bolo para que o público pudesse cantar “PARABÉNS”. ZEZÉ festejou ao lado dos filhos WANESSA CAMARGO, CAMILLA e IGOR, da mulher ZILÚ, e de amigos famosos, como MARCOS PASQUIM e TOM CAVALCANTE.

Com o caminho livre de RAFAEL NADAL e NOVAK DJOKOVIC, que caíram  nas primeiras rodadas, ROGER FEDERER já está na semifinal do MASTERS SERIES DE CINCINNATI. O suíço superou o espanhol NICOLAS ALMAGRO e enfrentará amanhã o australiano LLEYTON HEWITT, que passou por CARLOS MOYÁ.

O casal ESTEVAM e SÔNIA HERNANDES, líderes da Igreja RENASCER EM CRISTO, foram condenados hoje por um tribunal de MIAMI, nos EUA, a dez meses de punição por terem tentado entrar com dinheiro não declarado no país em 9 de janeiro. Do total da pena, cinco meses serão cumpridos em uma prisão federal da cidade e os outros cinco em prisão domiciliar, além de dois anos sob liberdade vigiada, período no qual não poderão deixar os EUA.

Os episódios de tentativa de saque – até então esporádicos após o terremoto de 8 graus na escala RICHTER que abalou várias cidades peruanas na quarta-feira, dia 15 – começaram a tornar-se mais comuns hoje. Desesperados com a falta de comida e água potável com o que qualificam de lentidão do governo em distribuir a ajuda que chega aos poucos à devastada PISCO, cidade costeira cerca de 250 quilômetros ao sul de LIMA, dezenas de moradores locais atacaram hoje de manhã caminhões que chegavam da capital para prestar assistência às vítimas Casos semelhantes foram registrados também em ICA e CHINCHA, as outras duas entre as cidades mais afetadas.
Autoridades peruanas reconheceram que a maior parte dos saqueadores agia sob os efeitos de uma situação-limite, mas lembraram que mais de 600 detentos escaparam em CHINCHA, a cerca de 50 quilômetros de PISCO, depois que o tremor derrubou as paredes de suas celas – dando a entender que eles poderiam estar infiltrados nos grupos de saqueadores. O tremor abriu fendas profundas na estrada e uma parte dela simplesmente desapareceu, encosta abaixo.
A situação de calamidade e escassez de água e alimentos agrava-se com a chegada de milhares de pessoas, de várias partes do país, a PISCO para reconhecer parentes mortos.
Da ponte danificada até o centro da cidade – de aproximadamente 130 mil habitantes – os visitantes têm de fazer longas caminhadas, por causa do colapso do sistema de transporte.

As inundações causadas pelas chuvas iniciadas em meados de junho em BANGLADESH, NEPAL e ÍNDIA afetam mais de 50 milhões de pessoas e já deixaram mais de 3.200 mortos. A magnitude do desastre aumentou o temor sobre o risco de epidemias entre os desabrigados, disse a porta-voz da ONU, MICHÈLE MONTAS.

Dois fenômenos extremos da natureza, separados por poucos quilômetros, atingiram o sul dos EUA deixando um grande número de vítimas. Nos últimos dez dias, uma onda de calor matou 37 pessoas no MEIO-OESTE. Perto dali, a tempestade tropical ERIN chegou ao sul do TEXAS hoje, matando sete pessoas.

Anunciada pelo presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, a volta das patrulhas dos oceanos por bombardeiros nucleares. O país havia suspendido esse tipo de operação militar em 1992, por causa do fim da Guerra Fria. A retomada das patrulhas é uma represália à decisão dos ESTADOS UNIDOS de instalar um escudo antimísseis na EUROPA. Em CHERBAKUL, na RÚSSIA.

2 008     :     -    DOMINGO
Um dia calmo, agradável, com temperatura amena. Procuro relatar os últimos acontecimentos em minhas memórias, com destaque para o falecimento de DORIVAL CAYMMI e as notícias sobre os JOGOS DE PEQUIM.
Pela Internet, leio as mensagens que estão atrasadas. Respondo as mais importantes. Vejo também as mensagens do GRUPO BARRO BRANCO, onde quase duzentos oficiais lutam pelos nossos ideais. Pela televisão acompanho alguns JOGOS DE PEQUIM. 
O sonho acabou. Favorito ao ouro, DIEGO HYPÓLITO erra no fim da série e fica inconsolável. “O pior de tudo é voltar para o BRASIL e ser chamado de amarelão. O Diego vai ter de agüentar isso”. É dessa forma que o técnico RENATO ARAÚJO prevê a recepção para DIEGO HYPÓLITO no retorno ao País. “Foi um ouro ao contrário. A única vez que o DIEGO errou daquele jeito foi em 2002, na UCRÂNIA, na sua primeira competição internacional”, disse o treinador, referindo-se ao desequilíbrio, que deixou o atleta fora do pódio.
Depois do 5º lugar em ATENAS/2004 e da 6ª colocação em PEQUIM, ambos no solo, DAIANE DOS SANTOS anunciou sua despedida. “Até que consegui muita coisa para quem começou tão tarde”, disse a gaúcha, de 25 anos, que começou com 11 na ginástica e soma mais de 200 conquistas, com destaque para o título mundial em ANAHEIM, EUA, em 2003. Sua despedida da seleção será no fim do ano, após a Supercopa do Mundo. Com a aposentadoria de DAIANE e DANIELLE HYPÓLITO, o primeiro lugar na ginástica brasileira ficará com JADE BARBOSA, que nos JOGOS DE PEQUIM demonstrou sua inconstância emocional. “Acho que deixo PEQUIM mais experiente e mais calma”, disse a atleta, que seguirá um tratamento psicológico.
A JAMAICA deixou para trás potências de primeiro mundo, como os ESTADOS UNIDOS, e confirmou, em PEQUIM, a condição de nação mais poderosa do atletismo nas provas de velocidade. Um dia após do assombroso desempenho de USAIN BOLT, foi a vez de as mulheres encantarem nos 100 metros rasos. As jamaicanas dominaram o pódio, hoje, e não permitiram que nenhuma intrusa estragasse a festa. SHELLY-ANN FRASER, 21 anos, não tão badalada, terminou a prova em 10seg78 e ficou com o ouro. SHERONE SIMPSON, 24 anos, e inúmeros títulos internacionais, dividiu o segundo lugar com KERRON STEWART, 24 anos.

Ninguém pode parar RAFAEL NADAL. O espanhol não sentiu em nada a pressão de ser o número 1 do mundo – condição que será oficializada amanhã no ranking da ATP – e conquistou o ouro no tênis com a mesma facilidade que USAIN BOLT cruzou a linha de chegada nos 100 metros rasos. Hoje, com a quadra central lotada, arrasou o chileno FERNANDO GONZÁLEZ.
NADAL desbancou ROGER FEDERER do topo e tem mostrado regularidade de impressionar. O título em PEQUIM foi o oitavo do ano e o 31º da carreira.

No vôlei feminino o BRASIL não tomou conhecimento das italianas lideradas pela bela e eficiente FRANCESCA PICCININI. Fechou a fase classificatória com mais um 3 a 0. Foi um passeio. O BRASIL jogou muito. Enfrentará o JAPÃO nas quartas-de-final, no início das etapas de mata-mata. Será o grande teste para saber se o time está mais confiante e maduro do que em decisões anteriores.

O PALMEIRAS não quer ver o GRÊMIO disparar na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO de jeito nenhum. A briga pelo título promete ser boa. Minutos depois de os gaúchos baterem o SÃO PAULO, por 1 a 0, no Sul, o time alviverde entrou no PALESTRA ITÁLIA para enfrentar o CORITIBA. Sofreu um pouco, mas fez bem o dever de casa, repetiu o placar de PORTO ALEGRE e manteve a terceira posição, sete pontos atrás do GRÊMIO (44 a 37).  No primeiro jogo sem VALDÍVIA, seu principal jogador, o PALMEIRAS deu a impressão de que não sentiu a sua falta. Venceu apenas por 1 a 0, mas de maneira satisfatória.
O embalado BOTAFOGO segue fazendo vítimas em série e, pela primeira vez, figura no G4. Desta vez não se intimidou com a ILHA DO RETIRO, casa do sempre perigoso SPORT e, com gol contra de MOACIR bateu o time pernambucano. Agora ocupa a 4ª colocação, com 34 pontos. A rodada também foi muito boa para o VASCO, que goleou o INTERNACIONAL por 4 a 0, em SÃO JANUÁRIO, e escapou da zona de rebaixamento. Outros resultados: FLUMINENSE 1 x ATLÉTICO MINEIRO 0; GOIÁS 3 x NÁUTICO 0; SANTOS 2 x FLAMENGO 2.

O compositor DORIVAL CAYMMI foi sepultado hoje, no RIO. Cerca de 200 pessoas, entre familiares, fãs e amigos, seguiram o cortejo pelo Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. O corpo deixou a Câmara Municipal do RIO por volta das 14:45 horas, sob aplausos, e foi levado ao cemitério em caminhão do Corpo de Bombeiros, com coroas de flores. Enquanto aguardava a saída do carro, a cantora NANA CAYMMI cantou baixinho a música ADEUS, que CAYMMI compôs quando  tinha 18 anos. Ela estava amparada pelo governador do RIO, SÉRGIO CABRAL. A seu lado, estava também o governador da BAHIA, JAQUES WÁGNER. O caixão foi coberto com as bandeiras do BRASIL, da MANGUEIRA, do FLAMENGO e da BAHIA. O compositor foi enterrado em local próximo ao jazigo de CARMEN MIRANDA, que ajudou a imortalizar uma das canções do compositor baiano, “O QUE É QUE A BAIANA TEM?”, incluída no filme “BANANA DA TERRA”. Estavam presentes: GILBERTO GIL, FAGNER, RONALDO BASTOS, JOÃO BOSCO, MARCOS VALLE e JARDS MACALÉ. “CAYMMI pode ser considerado um orixá. Deixou muita sabedoria”, disse JOÃO BOSCO. Fãs também estiveram no cortejo. Um deles, o historiador DORIVALDO VIANA, de 35 anos, levou um exemplar do disco “CAYMMI E SEU VIOLÃO”, de 1959.

Nos últimos dois anos, a diarista ANTÔNIA LOPES DA CUNHA, de 43 anos, já tinha ido à delegacia três vezes para registrar as agressões do marido. Em todas, desistiu de levar a denúncia adiante. Às 5 horas da madrugada de hoje, caiu desacordada na rua, em frente à casa em que morava e aos olhos do filho de 12 anos. Não levantou mais. O guarda noturno ADRIANO MATHIAS FERRAZ, de 33 anos, foi preso duas horas depois do crime por policiais militares e indiciado por homicídio doloso qualificado. ANTÔNIA e ADRIANO mantinham uma união estável de cerca de quatro anos e, apesar das brigas freqüentes, ainda moravam sob o mesmo teto, na Rua ANTÔNIO D´AGOSTINHO, no JARDIM DOURADO, em GUARULHOS. No endereço, dividiam uma casa simples com um filho de 12 anos da diarista. Após ver a mãe ser espancada pelo padrasto, em série de socos e pontapés que começou na rua, a criança correu quatro quadras até o 15º Batalhão de Polícia Militar, na Rua NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS e informou aos policiais que a mãe caiu na rua.   

Um incêndio que durou mais de quatro horas destruiu na madrugada de hoje grande parte do TEATRO CULTURA ARTÍSTICA, localizado na Rua NESTOR PESTANA, na região central da capital paulista. O teatro é um dos mais tradicionais de SÃO PAULO e foi inaugurado em março de 1950 com um concerto de HEITOR VILLA-LOBOS. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5 horas e, às 8:30 horas, havia controlado as chamas. O afresco de DI CAVALCANTI na fachada, com 48 metros de largura e 8 de altura, foi uma das poucas peças não danificadas. O teto desabou, uma sala foi inteiramente incendiada, outra ficou alagada e todo o figurino das peças O BEM AMADO e TOC TOC, além de dois pianos, mesas de som e de luz e outros equipamentos foram destruídos. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o CORONEL PM JOÃO DOS SANTOS DE SOUZA, Comandante do Corpo de Bombeiros da Capital, o primeiro e o segundo andar foram inteiramente destruídos – ali ficam a administração, salas de escritório e a sala ESTHER MESQUITA, com capacidade para 1.156 lugares. O fogo começou no primeiro andar e foi para o piso de cima. Há suspeita de que uma explosão num prédio vizinho possa ter provocado o incêndio.

O mistério do seqüestro do conselheiro da Embaixada do VIETNÃ no BRASIL, VU THANH NAM, chegou ao fim quase 30 horas depois. Ele e três chineses foram mantidos em cativeiro desde o fim da manhã de sábado, quando foram levados por doze homens armados na ESTRADA DAS PAINEIRAS, a 300 metros do CORCOVADO. O grupo foi mantido numa cisterna de nove metros quadrados que, segundo a polícia, fica na VILA CRUZEIRO, no COMPLEXO DA PENHA, de onde conseguiram fugir hoje à tarde. Um dos chineses foi localizado pela polícia e os outros dois continuavam desaparecidos até a noite.

O presidente russo, DMITRI MEDVEDEV, prometeu hoje que começará a retirar a partir de amanhã suas forças da GEÓRGIA, enquanto líderes ocidentais pressionavam por um rápido fim do conflito e criticavam MOSCOU por não honrar seus compromissos. Em um telefonema a MEDVEDEV, o presidente francês, NICOLAS SARKOZY, advertiu hoje sobre “as graves conseqüências” se a RÚSSIA não respeitar o acordo de cessar-fogo na GEÓRGIA.

2 009       :        -     SEGUNDA-FEIRA
Haverá às 11 horas uma reunião da Comissão das Medalhas, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, provocada pelo CORONEL PM MENDES, Secretário da Comissão. Fazem parte, como presidente da Comissão, GINO STRUFFALDI e como membros o Secretário da Diretoria Executiva, CORONEL PM VENTURA; o Tesoureiro, TENENTE-CORONEL PM CODELO e o Diretor Jurídico, ROMAGNOLI.
Saio de casa antes das 10 horas. O congestionamento do trânsito na ligação da DUTRA com a MARGINAL está impossível. Ficamos duas horas dentro do ônibus. Às 11:40 horas estou chegando na estação Metrô TIETÊ. Passam das 12 horas quando chego no MMDC. A reunião está terminando. Ainda converso com o GINO, MENDES, CODELO e ROMAGNOLI a respeito dessa reunião.
MENDES está preocupado com o estado de saúde de sua sogra. Sua esposa levou a mãe agora de manhã na CRUZ AZUL e ela ficou internada. Vou almoçar com VICTÓRIO que está encarregado de resolver um problema financeiro do COLOMBO, impossibilitado de acertar determinada conta do MMDS por estar empenhado na UNIFESP, em DIADEMA. Ele passa pela Sociedade por volta das 14 horas.
Recebo um telefonema de um estudante, BRUNO, do RIO DE JANEIRO, que quer entrevistar alguns veteranos para um trabalho escolar. Logo depois recebo a visita do CORONEL PM NOGUEIRA, da COOPMIL. Vem me dizer que a entrega do MARCO DA PAZ será realizada amanhã, ao meio-dia, pelo GAETANO BRANCATTI LUIGI, na sede da COOPMIL. Combino estar presente. O FRANCISCO GIANNOCCARO não poderá comparecer por ter assumido compromisso nesse horário. 
GIANNOCCARO, por telefone, diz que os banners que pretendo mandar fazer, com cartazes alusivos a 1932, em número de quatro, poderão ser confeccionados pela Associação Comercial. Vamos mandar para ele, pelo correio eletrônico, os dados necessários para essa confecção. 
Telefona-me o veterano ALENCAR TOMÁS. Confirma a sua presença no DIA DOS ANIVERSARIANTES, 26 de agosto. Ele é aniversariante em 31 de agosto. Diz que poderá desfilar no 7 de setembro, caso não tenha problemas físicos até lá.  Deixo o MMDC depois das 16 horas. Ao contrário da manhã, a volta para GUARULHOS é rápida.
Em casa, recebo um telefonema da doutora NELLY CANDEIAS. Convida o GINO e eu para uma reunião no dia 2 de setembro, às 17 horas, que terá um caráter íntimo. Poucas pessoas estão sendo convidadas
Recebo uma mensagem de BRUNO PESSOA VILLELA
Prezado Cel Ventura
Chamo-me Bruno Pessoa Villela, sou doutorando em Ciência Política, da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Minha temática refere-se à Revolução de 1932, meu foco baseia-se em fazer uma analise militar, a partir das considerações do que viria a ser uma Guerra Moderna (modelo que esta sendo utilizado para tal, é a Primeira Guerra Mundial- com suas ressalvas) nas questões militares (tático-operacionais e estratégicos), bem como outros fatores que vieram a integrar este movimento. Tais fatores como a importância da Propaganda de Guerra, dos Processos de Mobilização e Requisição, dentre outros.
Gostaria dentro do possível de seu auxilio para levantamento de material existente em São Paulo (tanto a cidade quanto o Estado). Dentre este auxilio poderia enumerar algumas questões de pronto:
·         Qual a documentação existente nos arquivos do MMDC?
·         Existem outras Associações de Ex-combatentes de 1932?
·         Seria possível entrevistar, caso haja, algum Ex-combatente?
Seria possível disponibilizar algum tipo de listagem contendo informações referentes aos Ex-combatentes para que se possa travar contato com as famílias, com intuito de verificar a existência de material particular (diários, fotos uniformes, ou demais recordações deste período), que possa ser útil a pesquisa?
Agradeço a atenção e me encontro a disposição para qualquer dúvida.
Bruno Pessoa Villela
Doutorando em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense
Pesquisador em História Militar da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) – Escola Castello Branco
Contatos:
E-mail: pessoa@predialnet.com.br
Tel: (21) 2711-9201 (residencial)
(21) 8419-4474 (móvel)

PREZADO BRUNO
Esta Sociedade foi criada em 7 de julho de 1954 e não possui todo aquele acervo que seria o nosso sonho, como consta de nosso Estatuto, o Memorial de 32. Sem ajuda governamental, sustenta-se com a boa vontade de voluntários que trabalham sem nenhuma ajuda financeira. O nosso pouco acervo foi levado para o núcleo da LAPA e ficamos apenas com os jornais da época, para pesquisa de estudantes.
O melhor acervo de 32 encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, particular, da víúva de CELESTINO BURROUL, com quase sete mil ítens.
Vou lhe mandar as entrevistas de alguns veteranos que ainda estão vivos. O "MENINO DE 32" que tinha 18 anos na época hoje está com 95, como é o caso do presidente da Sociedade, GINO STRUFFALDI.
Criamos núcleos do MMDC em vários pontos da cidade de São Paulo e mesmo em outros municípios, mas, para você se situar melhor deveria verificar o que era o MMDC em 1932, uma Sociedade criada logo após a morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO em tiroteio havido no dia 23 de maio de 1932, na Praça da República, durante um comício monstro contra a ditadura. A internet ajuda muito, bastante procurar "Revolução Constitucionalista de 1932".
Para você entrevistar os "velhinhos" seria interessante vir a SÃO PAULO em 2 de outubro, quando, às 9 horas, defronte o Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA (conhecido como OBELISCO), comemorar-se-á o 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA.    
As imagens do RIO ANTIGO recebi nesse instante e pode ser que você goste de vê-las.
From: Mario Ventura
Date: 2009/8/17
Mostrar texto das mensagens anteriores -
Subject: Fwd: Fotos do Rio Antigo, RARIDADE
To: celmarioventura@yahoo.com.br, celmfv@yahoo.com.br

Desta vez, as lágrimas que lavaram os belos olhos azuis da russa YELENA ISINBAYEVA foram produto de sofrimento, e não de alegria. Recordista mundial do salto com vara (5,05m) e bicampeã olímpica, a musa conseguiu hoje a proeza de errar os três saltos que fez. Assim, ficou em 12º e último lugar na final do MUNDIAL DE BERLIM. Foi só a segunda derrota de YELENA, que buscava o tricampeonato mundial. Ela ostentava o título desde 2003. Amiga e aprendiz da estrela, a brasileira FABIANA MURER acertou os seus primeiros saltos, mas queimou as três chances para superar os 4,65 m. Assim, ficou em quinto lugar, frustrando o sonho de se tornar a primeira brasileira a subir ao pódio em um Mundial de atletismo.

Quatro horas depois de o senador JOSÉ SARNEY dizer hoje, no plenário, que o ESTADÃO havia publicado uma reportagem “irresponsável” e “sem provas” em sua edição de domingo, a empresa HOLDENN CONSTRUÇÕES ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA admitiu em nota a relação de favores com a família. A reportagem mostrou que a HOLDENN negociou e pagou dois apartamentos usados pelo clã SARNEY em SÃO PAULO.
Na nota, assinada pelo empresário e amigo da família ROGÉRIO FROTA DE ARAÚJO, a empreiteira admite que comprou o apartamento número 22 do edifício SOLAR DE VILA AMÉRICA, na ALAMEDA FRANCA, 1.581, nos JARDINS. Diz que depois da compra, o imóvel “foi vendido ao senhor JOSÉ SARNEY FILHO, mediante instrumento Particular de Promessa de Compra e Venda e outras Avenças”. Uma reportagem que sairá amanhã no jornal “em guerra” com o presidente do Senador, contará em detalhes toda essa maracutaia.

Depois de um mês de investigações sigilosas, que incluíram filmagens e fotos, policiais do GARRA prenderam uma quadrilha acusada de roubos e furtos de cargas na região do PARQUE DOM PEDRO e 25 DE MARÇO. O grupo estaria agindo há cerca de um ano, causando prejuízos a lojistas e transportadoras. Para surpreender os ladrões, os investigadores disfarçaram-se de marronzinhos da CET, funcionários da ELETROPAULO e da SABESP, garis e até de mendigo. Foi preciso um ônibus para levar os mais de 20 suspeitos detidos ao Departamento Estadual de Investigações Contra o Crime Organizado (DEIC).

Foi preso hoje à tarde o médico ROGER ABDELMASSIH, um dos maiores especialistas do BRASIL em inseminação artificial. A prisão preventiva foi decretada pela 16ª Vara Criminal de SÃO PAULO, pela manhã. O médico foi detido por volta das 15 horas em sua clínica, na Avenida BRASIL, no JARDIM PAULISTANO, zona sul da capital.
O médico é acusado de 53 atentados violentos ao pudor e estupros contra pacientes. Os abusos teriam ocorrido entre 1994 e 2007. “Existem médicos e monstros. O doutor ROGER é um monstro”, disse ao “JORNAL NACIONAL”, da REDE GLOBO, uma das vítimas. “Sou inocente. Confio na Justiça brasileira”, disse ABDELMASSIH ao ser levado da delegacia para o Instituto Médico Legal, onde realizaria exames no início da noite. O médico ficará preso no 40º DP (VILA MARIA), reservado para detentos com curso superior, até que a Justiça se manifeste novamente sobre o caso.
De acordo com o delegado ALDO GALEANO, da 1ª Delegacia Seccional de São Paulo, o médico foi cercado quando entrava com o carro na garagem de sua clínica. Ao perceber o movimento da polícia, ele ordenou que os seguranças do local fechassem o portão e correu para dentro do imóvel. Os policiais conseguiram entrar e perseguiram o médico até o banheiro de uma sala de reuniões, onde ele havia se trancado. Cercado, ele acabou se entregando sem resistência.

Ele viveu para causar o riso. E morreu não querendo fazer ninguém chorar. Enquanto foi possível, o ator MIGUEL MAGNO, morto hoje, aos 58 anos, de câncer no pâncreas, tentou poupar sua família de sofrer com sua própria dor. Ele – que estava internado desde o início de junho no Hospital PAULISTANO – até o último momento procurou esconder de sua irmã, FÁTIMA, e da mãe, CAROLINA, que estava com a doença. O velório está sendo realizado no TEATRO BIBI FERREIRA, em ~SÃO PAULO, com a presença de amigos como MARCOS CARUSO, MARIA ADELAIDE AMARAL e ODILON WÁGNER. “Ele sempre reverenciou o teatro. Agora, o teatro o reverencia”, disse CARUSO.
MIGUEL MAGNO iniciou carreira em 1984. Sua estréia em novelas deu-se em 1987, em “HELENA”, da extinta MANCHETE. Na REDE GLOBO, marcou presença em “TOP MODEL” (1989) e “A LUA ME DISSE” (2005).
Com um talento especial para interpretar matronas engraçadas – como a DONA ROMA desta última novela – neste ano ele entrou no “TOMA LÁ, DÁ CÁ”, como a psicóloga DOUTORA PERCY.
“Sabíamos que ele estava doentinho há bastante tempo, mas eu esperava que ele superasse a doença”, disse ARLETE SALLES, sua colega no humorístico. “MIGUEL era um profissional de primeira, um colega de trabalho adorável. Até esquecíamos que ele estava doente, porque nunca reclamava”, disse MARISA ORTH.
Amanhã, vai ao ar a última participação de MIGUEL no sitcom. Ao final, será exibido um clipe com seus melhores momentos no programa. MIGUEL FALABELLA escreveu um texto que será lido durante a exibição das imagens. O corpo do ator será cremado amanhã na VILA ALPINA, em cerimônia restrita à família.

Alunos das redes pública e particular voltaram hoje às aulas, após recesso prolongado para prevenir a gripe suína. Agora, a preocupação dos colégios é adequar a agenda do segundo semestre, que deverá ter aulas de reposição aos sábados, no início das férias de dezembro e até em feriados. Segundo PAULO RENATO SOUZA, secretário da Educação de SÃO PAULO, o cronograma de 200 dias letivos será cumprido por 5,3 milhões de estudantes da rede. As aulas poderão ser repostas em fins de semana, em dezembro ou durante a “semana do saco cheio” em outubro.
“Estamos na nona semana da epidemia e uma epidemia de gripe dura em média de 8 a 10 semanas. Portanto, devemos entrar na fase declinante do número de casos e teremos chances menor de contágio entre os estudantes”, adicionou o secretário da Saúde, LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA. 

Na capela da Casa de Saúde, na zona sul de GUARULHOS, o ex-presidente da Câmara, SEBASTIÃO BISPO, o ALEMÃO, contou hoje sua versão sobre o ocorrido na noite da última sexta-feira, dia 13, quando permaneceu detido por cerca de 3 horas no 7º DP sob a acusação de desacato, resistência, simulação de qualidade de funcionário e ameaça. ALEMÃO desmentiu a versão apresentada pela polícia e afirmou que foi “massacrado e torturado”.
Ele afirmou que foi até a casa da filha, onde funciona a redação de um jornal, do qual é diretor, levar sua chave. Chegando lá, segundo ele, teria encontrado a ex-esposa LAÍS LOCATELLI sendo abordada por policiais pelo fato de ter estacionado em local proibido. “Tentei conversar com eles, porque afinal o carro estava em frente à casa e não há placas proibindo o estacionamento. Eu só disse para eles cuidarem do que realmente tem importância e eles partiram para agressão, dizendo que iam me prender. Fui jogado no camburão algemado, coisa que não é feita nem com bandido”, relatou ALEMÃO.
Diabético e insulino dependente, ele teria chegado a delegacia com muitas dores no corpo e sintomas de hipoglicemia. Segundo ele, depois de implorar por atendimento foi levado ao Pronto Atendimento SÃO JOÃO.
ALEMÃO afirmou que só foi liberado do DP após a chegada de seu advogado, JOÃO CARLOS PANNOCCHIA, do médico e vereador JOSÉ MÁRIO STRANGHETTI CLEMENTE e do presidente da Câmara, ALAN NETO.
ALEMÃO foi levado à Casa de Saúde, onde chegou com 307 mm de glicemia, traumatismo crânio-encefálico, sem lesões intracranianas, além de lesões no tórax, segundo CLEMENTE. Já no hospital ele afirmou que foi ridicularizado pela delegada MAGALI CELEGHIN VAZ, responsável por colher seu depoimento. “Ela disse que eu deveria ter apanhado mais”, finalizou ALEMÃO. As supostas agressões serão investigadas em inquérito policial instaurado pelo 9º DP, para onde o caso foi encaminhado.  

Em mais um episódio polêmico envolvendo a morte do cantor MICHAEL JACKSON, seu pai, JOE JACKSON, disse hoje que o filho será enterrado no próximo dia 29, data em que completaria 51 anos. O sepultamento, segundo ele informou ao jornal “NEW YORK DAILY NEWS”, será realizado num cemitério em LOS ANGELES. O planejamento para a cerimônia teria sido concluído nos últimos dias. O enterro não será aberto ao público.

O ladrão RONALD BIGGS, de 80 anos, foi transferido hoje de um hospital em NORWICH, no leste da INGLATERRA, para uma clínica de repouso em LONDRES. BIGGS comandou o assalto ao trem pagador entre a ESCÓCIA e a INGLATERRA, em 1963, e ficou 30 anos foragido no BRASIL.

ALBERT GONZALES foi indiciado hoje por invadir redes de computadores das maiores empresas financeiras e varejistas dos EUA para roubar dados de 130 milhões de cartões de crédito e de débito. É o maior caso de violação de dados de cartões levado a um tribunal no país. Ele e mais dois comparsas contornavam sistemas de defesa das empresas para obter as informações confidenciais.

Morreu hoje, aos 80 anos, o crítico de cinema italiano TULLIO KEZICH, que há muitos anos assinava uma coluna no diário CORRIERE DELLA SERA. Era figura sempre presente no Festival de VENEZA, do qual participou até a edição do ano passado. KEZICH foi também biógrafo de grandes nomes do cinema italiano, como FEDERICO FELLINI e o produtor DINO DE LAURENTIS. KEZICH foi personagem importante da cena cultural em seu país, não se restringindo ao exercício da crítica. Colaborou em roteiros e adaptou obras literárias para teatro e TV. Neste ano lançou NOI CHE ABBIAMO FATTO “LA DOLCE VITA”, um diário de filmagem do clássico de FELLINI.

O presidente do AFEGANISTÃO, HAMID KARZAI, selou sua aliança com os principais chefes de milícias afegãos com a volta do exílio do ex-general ABDUL RASHID DOSTUM, líder da etnia usbeque. DOSTUM foi recebido hoje com festa por milhares de partidários em SHIBERGHAN, seu reduto no norte do país. Ele chegou ao AFEGANISTÃO no domingo à noite, horas depois da divulgação de um comunicado do palácio presidencial, de que não havia nenhum obstáculo para seu retorno ao país.

Um ataque suicida com um caminhão carregado com 200 quilos de explosivos deixou hoje 20 mortos e 140 feridos na delegacia de NAZRAN, maior cidade da república russa da INGUSHÉTIA. A explosão foi a mais letal nessa região ao sul do país em anos recentes, pondo fim às afirmações do KREMLIN de que a área vinha se estabilizando depois de duas guerras na CHECHÊNIA e de crescente violência nas repúblicas vizinhas desde 1984.

2 010     :         -      TERÇA-FEIRA
C o n v i t e *** Reunião do Bandão***
Haverá sorteios. Quem está faltando levanta o braço. Lista de presença parcial: ordem alfabética atualizada até 11Ago Agora que já somos 54: Adelmar - Agildo – Alcântara - Almeida Moraes – Almeida - Ayr Bonifácio - Bononi Campanhã - Carlos Alberto – Ciampone – Ciapina – Conrado - Cursino Dalton - Dantas Ferreira Bello Gerson Resende - Gritti Hamilton - Horácio Iezo Conte - Isipon Juarez Kovacs Ladislau – Laerte - Lima Jr. - Luis Carlos Mello - Mentone - Molica Negrisolo - Nóbrega Outtone Palumbo Rafael – Renato – Reis - Ricardo - Rodrigues Sahd – Schalch - Secco – Serau – Sergio Lopes – Suzano Thiago Mello – Tobias – Túbero - Turessi Valter Zamboni - Zuquetto
Quando: terça-feira, 17 de agosto, 7pm – 11pm GMT-03:00
Onde: BOI PRETO - terça-feira - 17 de agosto de 2010
Quem: coordenador - José Carlos Ciapina
Bandão70
GBB- GRUPO BARRO BRANCO

Para assistir a entrega da Medalha REGENTE FEIJÓ, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, saio de casa, nesta manhã fria, por volta das 8 horas. Encontro uma situação caótica na Estação ARMÊNIA, do Metrô. Há falta de energia elétrica, as escadas rolantes não funcionam, enorme multidão aguarda a chegada dos trens, que estão atrasados. É claro que o congestionamento e o empurra-empurra das pessoas causa aborrecimento. Somente por volta das 9:30 horas é que estou chegando na Sociedade.
Telefono para o 12º BPMM. O Comandante TENENTE-CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI está conversando com o presidente GINO STRUFFALDI há questão de uns 40 minutos. Estão tratando do assunto Monumento-Mausoléu, onde é idéia abrir para visitação pública uma vez por semana.
Às 10 horas estou no Tribunal de Justiça. A primeira pessoa que cumprimento é o CORONEL PM Res JOVIANO CONCEIÇAO LIMA (ex-Comandante do CPChq e do CAPI-1 ‘SÃO JOSE DOS CAMPOS’). O CORONEL PM MENDES chega em seguida. Cumprimentamos: FRANCISCO GIANNOCCARO, JOÃO CARLOS DIAS (do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE), CORONEL PM MARCOS ROBERTO CHAVES DA SILVA (Comandante do Policiamento da Capital), CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO (Diretor de Logística), CORONEL PM LUIZ HUMBERTO NAVARRO (Comandante do Corpo de Bombeiros); CORONEL PM Res NELSON DE ALMEIDA (EX-Chefe da APMTJ; CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL (Atual Chefe da APMTJ), CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES (SubCmt PM), CORONEL PM VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ (Chefe do Gabinete do Cmdo. Geral); CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA (Comandante do Centro de Altos Estudos Superiores), CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA (Comandante do CPA/M-4)
Com a chegada do GENERAL-DE-DIVISÃO EDUARDO, do Comandante Geral CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, vamos ter início à cerimônia de entrega da Medalha REGENTE FEIJÓ. O desembargador ANTÔNIO CARLOS VIANA SANTOS, presidente do TJ, preside a solenidade.
O CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL faz uso da palavra para ler o histórico da Comenda.

Promotor do caso Isabella recebe medalha da PM
DE SÃO PAULO
O promotor de Justiça Francisco Cembranelli, que atuou no júri popular do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, será homenageado pela Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta terça-feira (17).
Cembranelli é uma das 50 pessoas que receberão a medalha Regente Feijó em cerimônia no Palácio da Justiça, no centro de São Paulo. De acordo com o coronel Marco Antonio Alves Miguel, responsável pela assessoria, "a medalha é destinada aos que viabilizaram os trabalhos da Policia Militar em apoio ao Judiciário paulista".
A medalha foi instituída por decreto do governo em 2003, e, desde então, foi entregue apenas três vezes.
Além de Cembranelli, receberão a medalha os desembargadores Antonio Carlos Viana Santos (presidente do TJ), Walter de Almeida Guilherme (presidente do Tribunal Regional Eleitoral) e Paulo Dimas de Bellis Mascaretti (presidente da Associação Paulista de Magistrados), o procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira; o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes
A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) promoveu hoje (17/8), no Palácio da Justiça, sede do TJSP, a entrega da medalha “Regente Feijó”.
A medalha foi instituída em janeiro de 2003 pelo decreto nº 47.585, com o objetivo de homenagear civis e militares, instituições públicas e privadas que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar em apoio ao Poder Judiciário, visando à segurança, diminuição da criminalidade e desenvolvimento dos trabalhos da Justiça.
Entre os agraciados estavam o presidente do Tribunal, desembargador Antonio Carlos Viana Santos; o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira; o comandante-geral da PM, cel PM Álvaro Batista Camilo; o vice-presidente do TJSP, desembargador Marco César Muller Valente; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares; o presidente do TRE, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Alceu Penteado Navarro; o presidente da Apamagis, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes (veja lista completa ao final do texto).
A instituição pública homenageada foi a Escola Paulista da Magistratura. A medalha foi colocada no estandarte da EPM na presença do diretor da escola, desembargador Pedro Gagliardi, e do vice-diretor, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo. De acordo com o coronel PM Marco Antonio Alves Miguel, responsável pela APMTJ e presidente da comissão de outorga da medalha “Regente Feijó”, a contribuição dos homenageados foi fundamental para que a Polícia Militar garantisse a segurança necessária – e imprescindível – ao desenvolvimento dos trabalhos da Justiça.
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Álvaro Batista Camilo, ressaltou que o Polícia Militar e o Judiciário estão intimamente ligados. “A polícia é uma força que trabalha pela liberdade, pela democracia e pela justiça. Aproveitamos o momento para reafirmar nosso compromisso com as leis, a dignidade e a vida do cidadão. O compromisso de trabalhar ao lado de quem faz Justiça”, disse o comandante-geral.
Durante o evento, os convidados tiveram a oportunidade de ver o anel que pertenceu ao regente Feijó, um presente que recebeu de amigos quando foi designado bispo de Mariana. Ele não chegou a assumir o posto pois, na mesma ocasião, foi nomeado ministro da Justiça e depois assumiu o posto de regente do império.
Lista dos homenageados:
Alberto Goldman, governador do Estado
Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária
João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta
Desembargador Antonio Carlos Viana Santos, presidente do TJSP
Desembargador Marco César Muller Valente, vice-presidente do TJSP
Desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, corregedor geral da Justiça Desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE Desembargador Alceu Penteado Navarro, vice-presidente e corregedor do TRE
Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente da Apamagis Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo
Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior
Desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro
Fernando Figueiredo Bartoletti, juiz de direito
Jane Rute Nalini Anderson, juíza de direito
Marcos Fleury Silveira Alvarenga, juiz de direito
Michel Feres, juiz de direito
Silas Silva Santos, juiz de direito
Darci Lopes Beraldo, juiz de direito
Sizara Corral de Arêa Leão Muniz de Andrade, juíza de direito
Cel PM Clóvis Santinon, presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM)
Cel PM Fernando Pereira, ex-presidente do TJM
José Álvaro Machado Marques, juiz auditor do TJM
Telma Angélica Figueiredo, juíza da 1ª auditoria da 2ª CJM
Fernando Grella Vieira, procurador-geral de Justiça
Francisco Taddei Cembranelli, promotor de Justiça
Carlos Roberto Marangoni Talarico, promotor de Justiça
Amauri Chaves Arfelli, promotor de Justiça
Lincoln Gakiya, promotor de Justiça
Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, general de divisão, comandante da 2ª região militar
Cel PM Álvaro Batista Camilo, comandante-geral
Cel PM Danilo Antão Fernandes, subcomandante PM
Cel PM Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante do CPC
Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, comandante CAES
Cel PM Homero de Almeida Sobrinho, comandante CPI-8
Cel PM Luiz Humberto Navarro, comandante do CCB
Cel Res PM Nelson de Almeida, ex-chefe da APMTJ
Ten Cel PM Almir Ribeiro, subchefe de gabinete do comandante-geral
Ten Cel PM Ricardo da Rocha Bortoletto, chefe de departamento administrativo da APMBB
Maj PM Abraão Matias da Silva, 5ª EM/PM
Cap PM Wilton Campos, 15º BPM/M
1º Sargento PM Fernando Galo, APMTJ
2º Sargento PM Sérgio Luiz Filla, APMTJ
3º Sargento EB Carlos Alberto Gomes dos Santos, 22º depósito de suprimento Cabo PM Fausto Tassinari Júnior, APMTJ
Cabo PM José Júlio da Silva, APMTJ
Soldado PM Sérgio Luiz de Castro, APMTJ
Rosana Eni Borges, escrevente técnico judiciário do TJSP
Cecília Romano, assessora da presidência do TER
Escola Paulista da Magistratura, como instituição pública
Após essa cerimônia almoço com OLIVEIRA, CRISTIANO, DANILO e RAFAEL. Logo mais, por volta das 14:30 horas, estou reunido com o presidente GINO STRUFFALDI, com o CORONEL PM MENDES e SARGENTO JORGE, a fim de irmos para o HOTEL TRANSAMÉRICA – SALA ILHUCA – na Avenida Nações Unidas, 18.591, SANTO AMARO. Receberemos nesta tarde, às 16:30 horas, as insígnias da Comenda do Mérito ASSIS CHATEAUBRIAND, pela FALASP, cujo presidente é o CONDE THIAGO DE MENEZES, Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico e Chanceler do Grande Colar do Mérito Jornalista ASSIS CHATEAUBRIAND.
Para ter acesso ao local tivemos de nos credenciar e retirar um crachá. Na SALA ILHUCA vamos encontrar ANTÔNIO NUNEZ SPINOSA e ALBERTO JABUR.
FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO Concede a COMENDA DO MÉRITO JORNALISTA ASSIS CHATEAUBRIAND a
MÁRIO FONSECA VENTURA
Nos termos dos Artigos de seus Estatutos Sociais, pelos Relevantes Serviços Prestados a Coletividade, como reconhecimento aos seus dotes morais, cívicos, sociais e culturais. Lembrando da figura inesquecível daquele que custeou seus próprios estudos até se tornar advogado e, depois, professor catedrático de Direito Romano, Senador, Embaixador e Membro da Academia Brasileira de Letras; mas, acima de tudo, um jornalista ou um repórter, como se autodefinia e que construiu os Diários Associados, complexo empresarial por meio do qual prestou inestimáveis serviços ao país. FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO, nascido a 5 de outubro de 1892, já no final do século XIX, em UMBUZEIRO, no Estado da PARAÍBA, morreu na capital paulista no dia 4 de abril de 1968, em pleno ato de viver, mas suas idéias e obras continuam vivas, algumas nas memórias e outras no dia-a-dia de todos nós.
Sendo lavrado e passado aos 17 dias do mês de Agosto do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2010.

CONDE THIAGO DE MENEZES
PRESIDENTE DA FALASP
O Egrégio Conselho da Ordem do Mérito da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP” tem a honra de comunicar que V.Sa., Jornalista Baby Garroux será agraciada com as insígnias da Comenda do Mérito ASSIS CHATEAUBRIAND – FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo), no Grau de Comendador, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados.

A Comenda faz reverência à figura do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô, magnata das comunicações, que foi um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960. Dono de um império jornalístico - os Diários Associados (o maior conglomerado de midia da América Latina, entre o final dos anos 1930 e meados dos anos 1960) - que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, foi também pioneiro da televisão no Brasil, criando a TV Tupi, em 1950. Co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Lembrando que a MEDALHA ASSIS CHATEAUBRIAND - FALASP (Brasil), cunhada na tradicional RANDAL Rio, está cadastrada sob o Código B40, da Relação de Cadastros de Condecorações da FALASP no DGP/Departamento Geral do Pessoal (Medalhas e condecorações oficiais da FALASP incluídas no Cadastro do Sistema de Pessoal e publicadas no Almanaque do Pessoal do Exército Brasileiro).

Nessa oportunidade teremos a presença de diversos executivos do mundo da Tecnologia da Informação, bem como de militares e personalidades do mundo cultural mineiro, que exercem papel fundamental no cumprimento de seus deveres.

17 de Agosto de 2010, às 16:00 horas - Hotel Transamérica São Paulo – Sala Ilhuca
Av. Nações Unidas 18.591

Ainda temos um terceiro evento nesta data: entrega de medalhas no núcleo “ROMÃO GOMES” na 4ª Companhia do 16º BPMM. A saída do HOTEL TRANSAMÉRICA acontece por volta das 18 horas. O SARGENTO JORGE acompanha o carro onde estão ANTÔNIO NUNEZ SPINOSA e ALBERTO JABUR. O frio é algo bastante desagradável nesta noite.
Na 4ª Companhia do 16º BPMM vamos encontrar o CAPITÃO PM HERBERT, presidente do Núcleo “ROMÃO GOMES” recepcionando o pessoal do CONSEG RAPOSO TAVARES. Vamos conhecer o novo comandante do CPA/M-5, CORONEL PM LINCOLN DE OLIVEIRA LIMA, promovido a esse posto em 9 de julho último e classificado neste Comando de Área. Faz-se acompanhar do TENENTE-CORONEL PM ISAIAS, Comandante do 16º BPMM.
Comparece também o presidente da Câmara Municipal, ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, que nesta noite recebe a Medalha MMDC.
GINO STRUFFALDI, CORONEL PM MENDES e CORONEL PM VENTURA são agraciados com o COLAR “GENERAL-DE-DIVISÃO DOMINGOS VENTURA PINTO JÚNIOR – O PE NÚMERO 1”. Essa condecoração é instituída pela Assembléia Geral da fundação da Associação Amigos da Polícia do Exército em SÃO PAULO – SOAPE – BPE/SP. Quem nos condecora é o Presidente Executivo da SOAPE – BPE/SP, PAULO ANTÔNIO NUNEZ SPINOSA, acompanhado por ALBERTO JABUR.  

Em casa, embora cansado, vou abrir meus e-mails. Não tenho condições para atualizar o blog (dia 18 de agosto), deixando isso para amanhã cedo. Entre as mensagens estão a de MARIA PIEDAD GARCIA: 
PREZADA MARIA PIEDAD GARCIA
Não é o caso de saber informar melhor ou pior. A notícia transcrita em minhas memórias é cópia dos jornais da época. Não conheço MARIA LAISE JOSS e gostaria de realmente saber os motivos das publicações noticiando um fato inverídico.
Coloco-me a sua disposição no sentido de divulgar a verdade e colocarei o seu e-mail nas minhas memórias na data de hoje (17 de agosto de 2010), aliás como já fiz em outros casos inverídicos e noticiados erroneamente pelos jornais.  
Em 17 de agosto de 2010 20:06, Anônimo escreveu:
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "6 DE SETEMBRO DE 2009":
9 a. da prisão, em BELÉM, da suíça MARIA LAISE JOSS, de 28 anos, em 6 de setembro de 2000. Ela tentava sair do país levando uma caixa de isopor com 200 borboletas azuis. Será processada por crime ecológico.
Tens que saber informar melhor, nada que escreveste é verdade. 1º que não foi em Belém, nem se quer ia saindo do país 2ª que não teve prisão. E esta pessoa já pagou muito caro, agora construiu uma família e vive muito feliz. Estou defendendo porque fez terapia comigo. E creio que tem mais coisa grave em nosso país que escrever. Até hoje ela tem muita vergonha do que passou porque disse que não deseja nem a seu pior inimigo (espera não ter). Maria Piedad García
Postado por Anônimo no blog MEMÓRIAS DO VENTURA em 17 de agosto de 2010 16:06

Original Message -----
From: "Maj PM Guimaraes" guimaraes@policiamilitar.sp.gov.br
To: contato@sociedademmdc.com.br, veteranos32@gmail.com
Sent: Ter 17/08/10 10:28
Subject: Fwd: DOAÇÃO
Bom dia!!!
Meu nome: Aderson G Pereira
Major da PMESP
Estou entrando em contato para solicitar informação de como proceder para efetuar doação financeira para a Sociedade.
Esclareço que sou autor de livros e estarei lançando um novo livro em 2011, portanto, a minha parte referente à venda da edição gostaria de doar a Sociedade.
Caso seja aceito a proposta...gostaria de entrar em contato pessoalmente.
Desde já agradeço
Maj PM Guimarães
46 BPM/M   
tel.: 2083-5143
PREZADO MAJOR PM GUIMARÃES
Gostaríamos de tê-lo conosco na quarta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 15 horas.
Nessa data estaremos reunidos para a segunda reunião do PROJETO COFAM e também para comemorarmos o "DIA DOS ANIVERSARIANTES" do mês de agosto.
A sua oferta é algo que nos deixa contentes. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC não tem ajuda governamental e vive das mensalidades dos associados (R$15,00). A proposta nossa para sua participação no evento do dia 25 é justamente para você se inteirar do nosso trabalho e de como penamos para levar a bandeira do Movimento Constitucionalista para a frente.
Caso você não possa comparecer no dia 25 poderemos agendar uma outra data. Independentemente disso estou todas as tardes na Sociedade - fica na Rua Anita Garibaldi, 25, uma casa encostada no Corpo de Bombeiros da SÉ. Sua visita será muito bem vinda.

Começou hoje o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, definido pela Justiça Eleitoral. Terá candidatos à Presidência e à Câmara dos Deputados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. No rádio, serão apresentados às 7 horas e ao meio-dia. Na televisão, às 13 horas e às 20:30 horas. O tempo total de 50 minutos por bloco – o que dá 1:40 horas por dia – será dividido por igual> 25 minutos para os presidenciáveis e outros 25 para os postulantes à Câmara. Os candidatos a governador, a senador e a deputados estadual terão sua propaganda exibida às segundas, quartas e sexta-feiras nos mesmos horários.

Dia Nacional do Patrimônio é comemorado em todo o Brasil - Data de publicação: 17/08/2010 Data de publicação no Blog DA ECI: 21/07/2010. Por Ascom  Hoje, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico A data foi escolhida em função do nascimento do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937. Até pouco antes de sua morte, Rodrigo Melo Franco de Andrade ainda prestava depoimentos à imprensa e comparecia a eventos ligados à sua experiência no Instituto. Anualmente o Iphan homenageia seu antigo diretor com o prêmio em dinheiro que agracia projetos e ações destinados à preservação, divulgação e valorização do patrimônio cultural. Em seus mais de 70 anos de atuação, o Iphan atua na fiscalização, identificação, restauração e revitalização dos bens culturais do país. Atualmente em todo o país, são tombados mais de 40 mil imóveis, 92 centros urbanos, 17.263 mil sítios arqueológicos e mais de um milhão de objetos protegidos, incluindo acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Isso sem falar no Patrimônio Imaterial Brasileiro que conta hoje com 18 bens registrados e mais de 50 inventariados. Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, várias ações estão acontecendo em todo o país. No Mato Grosso do Sul, logo mais às 19h, acontece um painel de debates com o tema O Patrimônio de Mato Grosso do Sul, no auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS-MS, com a participação da Superintendente do Iphan – MS, Maria Margareth Lima. Em Minas Gerais, o Iphan está presente na comemoração organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Paracatu em e  Prefeitura estará realizando uma grande caminhada envolvendo os monumentos locais.
Faleceu OTTO CYRILLO LEHMANN, aos 95 anos. Conquistar uma cadeira no senado pela ARENA foi um passo natural na carreira do advogado OTTO CYRILLO. Formado no Ginásio SÃO BENTO durante o primário e no Liceu Nacional RIO BRANCO no secundário, LEHMANN decidiu cursar a Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, onde se graduou em 1938. De 1943 a 1958, foi conselheiro da Associação dos Advogados de SÃO PAULO. E em 1964 e 1965 presidiu o Rotary Club de São Paulo – Santo Amaro, posto que também ocupou em 1971 e 1972. Auto denominado “advogado militante” chegou ao senado em 1976. Sua abnegação foi característica marcante durante o mandato que exerceu até 1979. Propôs à Comissão de Constituição e Justiça alteração do artigo da “Lei das S.A.s” e conseguiu condicionar a alienação de controle das companhias abertas à realização de oferta pública aos acionistas minoritários. Acusado de ter servido ao interesse de lobbies, assegurou que o que o motivava era a defesa dos mais fracos. A alteração acabou conhecida como EMENDA LEHMANN. Dizia que sua preocupação eram as viúvas e aposentados que dependiam dos rendimentos de ações e ficavam sem nada quando as empresas acabavam vendidas. Foi aprovada sem vetos pelo presidente ERNESTO GEISEL. Polêmico, em março de 1977 apresentou projeto sobre loteamento urbano e rural para resolver questão em aberto desde 1937. Acabou aprovado. Deixa duas filhas, seis netos e bisnetos. Sempre se orgulhou do desempenho político. 

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu hoje a advogada ADRIANA VILLELA e mais quatro pessoas acusadas de obstruir as investigações para esclarecer o assassinato do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) JOSE GUILHERME VILLELA. ADRIANA é filha mais velha de VILLELA e, com a prisão, passa a ser também suspeita de ser mandante do crime. Ela e o irmão, AUGUSTO VILLELA, são os herdeiros da fortuna em imóveis, ações e investimentos do pai. Advogado do ex-presidente FERNANDO COLLOR no processo de impeachment, em 2001, e um dos constitucionalistas mais requisitados do País, VILLELA foi morto a facadas em 28 de agosto de 2009, junto com a mulher, MARIA CARVALHO, e a empregada FRANCISCA NASCIMENTO. Eles receberam 73 facadas dentro do apartamento em que moravam, num bairro nobre de BRASÍLIA, e seus corpos só foram encontrados três dias depois. O prédio onde moravam era protegido por câmeras de segurança e pelo trabalho ininterrupto dos porteiros, mas ninguém viu nada. O assassino (ou assassinos) teria entrado pela porta principal, aberta por alguém que o conhecia. Por ordem judicial, foram presos com a filha o ex-agente da Polícia Civil JOSÉ AUGUSTO ALVES, suspeito de ter colaborado com uma farsa que levou à prisão de falsos autores do crime; a faxineira do casal, GUIOMAR DOS SANTOS; a vidente ROSA MARIA JAQUES e seu marido, JOAO TORQUATO JAQUES. ROSA MARIA e JOÃO foram presos no RIO GRANDE DO SUL, onde moram, e trazidos para BRASÍLIA. Todos foram recolhidos à carceragem da Central de Polícia Especializada. O promotor de Justiça MAURÍCIO MIRANDA, que acompanha o caso, informou que as prisões foram necessárias para garantir as investigações, mas se recusou a dar os fundamentos do pedido porque o caso corre em segredo de Justiça. Além disso, segundo ele, “ainda faltam algumas peças” para fechar o quebra-cabeças. “Só posso dizer que as prisões foram consideradas necessárias pelo Estado.”

Faleceu SILAS SALGADO, ex-prefeito de GRAVATÁ (PE), aos 66 anos. Lutava há quase um ano contra um câncer de próstata, mas nos últimos três meses seu quadro de saúde se agravou muito. Segundo familiares, o político estava internado há 12 dias. SILAS SALGADO foi prefeito de GRAVATÁ – município de 75 mil habitantes – entre 1997 e 2000, período em que se destacou, sobretudo, pelos incentivos na área de esporte.

Morreu o professor GABRIEL VIANA BITTAR, aos 83 anos. Mais conhecido como Professor BITTAR, nasceu em CAMPOS (RJ), mas morou a vida inteira na capital paulista. Formou-se em Línguas Neolatinas pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professor de Francês do Colégio RIO BRANCO. Em 1974, graduou-se novamente, dessa vez em Biologia, e passou a ensinar Ciências Físicas e Biológicas no mesmo colégio. Exigente em sala de aula, recebeu uma homenagem dos alunos quando se aposentou, em 1992, aos 65 anos. Adorava ler e viajar e dedicava o seu tempo livre a isso. Casado com ROSA MARIANA FRASCINO BITTAR, deixou dois filhos: ANA PAULA FRASCINO e MARCOS GABRIEL FRASCINO BITTAR.

AVAÍ está de luto. A cidade com cerca de cinco mil habitantes (a 325 km de SÃO PAULO) perdeu um dos seus mais bem sucedidos filhos. O professor de física da UNICAMP, PEDRO JOSÉ IUNES, de 47 anos, dedicou a vida à família, às pesquisas e à cidade. Morreu fazendo aquilo que mais amava e representando o país e sua AVAÍ no exterior. Ontem, PEDRO e mais três pesquisadores da UNICAMP chegaram à ESCÓCIA para o Congresso Mundial de Termocronologia (estudo da evolução térmica das rochas). HOJE, ele passou mal e morreu de infarto do miocárdio e ateroma da artéria coronária. O corpo vai para LONDRES, onde será embalsamado e enviado ao BRASIL. “Ele era capaz de criar ambiente familiar e era sempre muito dedicado à formação dos colegas. Que choque está sendo tudo isso”, diz o pós-doutorando EDUARDO CURVO, que esteve com PEDRO na ESCÓCIA. O sobrinho e chefe de gabinete da prefeitura de AVAÍ, VINÍCIUS NEVES IUNES, 26 anos, diz que o tio sempre sonhou em ser físico. “Era uma dedicação e competência raras. Era muito respeitado no meio acadêmico”. O pesquisador tinha título de mestre e doutor, obtidos pela UNICAMP. Entre 2000 e 2001, fez pós-doutorado em PISA, na ITÁLIA. Era professor do programa de pós-graduação do Instituto de Física “GLEB WATAGHIN”, da UNICAMP. Foi autor ou co-autor de 72 artigos em periódicos de circulação internacional e outros 80 publicados em congressos. PEDRO deixa viúva, SILEIDE SILVA, e filha CAMILA, de 16 anos. 

FRANCESCO COSSIGA, ex-presidente italiano, faleceu hoje, aos 82 anos. Natural da SARDENHA, foi o mais jovem chefe de Estado da ITÁLIA, tendo exercido a Presidência de 1985 a 1992. Era senador vitalício e também foi primeiro-ministro e ministro do Interior durante uma carreira política de 50 anos. Há dias, o político, que sofria de problemas respiratórios, estava na UTI de um hospital em ROMA. FRANCESCO foi uma figura destacada do Partido Democrata Cristão, que governou a ITALIA pela maior parte do período do pós-guerra e entrou em desgraça num escândalo de corrupção no início dos anos 1990. Foi ministro do Interior quando as Brigadas Vermelhas seqüestraram e depois mataram o líder democrata-cristão ALDO MORO, em 1978, e renunciou quando o corpo de MORO foi encontrado. 

Pelo menos 47 recrutas e soldados foram mortos e 77 feridos quando um homem-bomba explodiu diante de um centro de recrutamento do Exército iraquiano em BAGDÁ. O atentado foi o mais mortífero em semanas, num momento em que as tensões políticas aumentaram em razão da falta de acordo para formação do governo e à medida em que se aproxima o fim das operações dos EUA no IRAQUE.

Um palestino invadiu hoje a embaixada da TURQUIA em TEL AVIV, em ISRAEL, e fez reféns o cônsul-geral e sua mulher por duas horas. Quando escapava do local, foi ferido a tiros por seguranças e dominado. O homem foi interrogado por diplomatas turcos por quatro horas e deixou o local numa ambulância. Um porta-voz do governo israelense identificou o homem como NADIM INJAZ, que teria saído recentemente da prisão, após ter sido condenado por invadir a embaixada britânica há quatro anos em busca de asilo.

A atriz ZSA ZSA GABOR decidiu passar o resto de seus dias em casa em BEL AIR, LOS ANGELES, e rejeitou a idéia de se submeter a mais cirurgias. GABOR, de 93 anos, recebeu extrema-unção de um padre no hospital no último domingo, dia 15 de agosto, depois de uma série de complicações após uma cirurgia de substituição de quadril, há uma semana.

Único representante da ESPANHA na AIR RACE (Corrida Aérea), o piloto ALEJANDRO MacLEAN morreu hoje em um acidente com seu avião de acrobacias. A queda da aeronave ocorreu nas proximidades do aeroporto de CASARRUBIOS DEL MONTE, em TOLEDO, na ESPANHA. As causas do acidente ainda não foram confirmadas, e o caso será investigado pela Agência Espanhola de Segurança Aérea. Segundo o site da RED BULL AIR RACE, ALEJANDRO treinava acrobacias pra um show. O piloto tinha 41 anos e competia desde 2005.

A rebelião dos jogadores da FRANÇA na COPA DO MUNDO custou caro para muita gente. O pior castigo aplicado pela Federação Francesa de Futebol ficou para NICOLAS ANELKA. O atacante do CHELSEA, que xingou o ex-técnico RAYMOND DOMENECH no intervalo do jogo contra o MÉXICO e foi expulso da delegação, recebeu uma suspensão de 18 jogos da seleção. O capitão EVRA foi punido por cinco partidas. RIBÉRY pegou três jogos e o volante TOULALAN, um.

Numa descoberta que empurra para trás a data do surgimento dos primeiros animais no planeta TERRA, cientistas da Universidade PRINCETON, nos ESTADOS UNIDOS, anunciam a descoberta dos mais antigos fósseis de um corpo animal, o que indica que criaturas primitivas semelhantes a esponjas viviam em recifes marinhos há 650 milhões de anos. Os fósseis, descobertos debaixo de um depósito glacial de 635 milhões de anos no sul da AUSTRÁLIA, representam a mais antiga evidência de corpo animal, superando o recorde anterior em pelo menos 70 milhões de anos.

2 011      :         - QUARTA-FEIRA
Muito trabalho no computador pela manhã. O tempo não está bom e nem eu. Sinto algumas tonturas quando estou digitando e, por vezes, dou uma parada até voltar ao normal.
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR concluiu um grande trabalho que se dispôs a fazer há alguns meses: colocar os colares que recebi, num total de nove, em um painel colocado numa das paredes de um cômodo da hemeroteca. Ficou muito bom.
O calor vai chegando aos poucos. A viagem que faço para a cidade de São Paulo é realizada sem agasalho. Estou lendo “GUARULHOS TEM HISTÓRIA”, com questões sobre história natural, social e cultural. O livro foi organizado por ELMI EL HAGE OMAR, com matérias de vários autores. Composto por profissionais e acadêmicos de múltipla formação, percebe como missão aproximar a ciência da sociedade, para que esta se veja lá refletida.  

No MMDC nossa funcionária MARINEI CHALUB está um pouco mais calma com relação ao incidente com seu filho LUCAS. Ele quebrou um dos ossos do punho da mão esquerda e a suspeita com relação ao outro punho, de possível trincamento de um dos ossos não se confirmou. Ele já move a mão direita e não sente dores.
Nesta tarde vem nos visitar o Professor Doutor LEONEL AGUIAR, presidente da OPESP (Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo). Traz um convite o V Encontro de Personalidades de Destaque do Estado de São Paulo no dia 20 de setembro de 2011, às 15 horas, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Auditório Franco Montoro. Teremos entrega de Diplomas de Membros Honorários e Novos Associados.
Por volta das 16 horas chega o DOUGLAS DO NASCIMENTO, que tem os sites SÃO PAULO ANTIGA e SÃO PAULO ABANDONADA. É idéia do DOUGLAS entrevistar os últimos veteranos de 1932. Já começamos a elencar os primeiros combatentes. Naturalmente o GINO STRUFFALDI é um deles.
Por volta das 17 horas deixo o MMDC na companhia do DOUGLAS. Vamos embarcar no Metrô SÉ. Ele vai para a BARRA FUNDA e eu, como sempre, embarco em direção à Estação ARMÊNIA.  

De: A Verdade Sufocada
Data: 17 de agosto de 2011 16:38
Assunto: : Matéria publicada em 17/08/2011
Matéria publicada no site www.averdadesufocada.com em 17/08/2011

17/08 - Mais uma : fraude no fisco
17 de agosto de 2011
Operação para combater fraude no Fisco tem 18 detidos, diz PF
Segundo a Receita, 31 mandados de prisão deverão ser cumpridos no país.
Uma ilha na Bahia foi confiscada e bens de luxo foram bloqueados.
Alex Araújo  - Do G1 - 17/08/2011
A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira (17) que prendeu 18 pessoas na Operação Alquimia, realizada em 17 estados e no Distrito Federal para desmontar uma suposta organização criminosa que comandava esquema bilionário de fraudes ao Fisco e desvio de tributos.
 
17/08 - Um poço sem fundo
17 de agosto de 2011
Por  Carlos Tavares - Correio Braziliense - 17/08/2011
Chegam a ser admiráveis, se não fossem trágicos, a coragem e o cinismo dos corruptos brasileiros. Eles sabem que estão sendo vigiados, mas saqueiam os cofres públicos. Eles sabem que existem atualmente instrumentos e técnicas de rastreamento e de vigilância eletrônica dos mais sofisticados, mas partem para cima das licitações, das verbas de urgência, das rubricas gordas e fartas do erário, deixam crianças sem merenda escolar, deixam pontes sem estradas e estradas sem pontes, deixam o agricultor sem plantar, deixam a seca matar, as enchentes destruírem cidades e povoados inteiros, de ponta a ponta do país.(...)
 
17/08 - A turma do ministro voador
17 de agosto de 2011
Ministro fere a ética pública e acha pouco
Por  Josie Jeronimo - Correio Braziliense - 17/08/2011
O Conselho de Ética Pública da Presidência da República deve abrir procedimento para avaliar a conduta do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Ontem, ao tentar rebater a informação publicada pelo Correio Braziliense de que ele e um filho, Baleia Rossi, deputado estadual pelo PSDB em São Paulo, costumam usar em viagens particulares o jatinho de uma empresa do agronegócio, Rossi se complicou ainda mais. "Em rara ocasiões, usei como carona o avião citado na reportagem", disse em nota.(...)
 
17/08 - Pragas da política
17 de agosto de 2011
Rolf Kuntz - O Estado de S.Paulo - 17/08/11
A nova e generosa safra de escândalos em Brasília chama a atenção, mais uma vez, para três das piores pragas da política brasileira: a ocupação partidária da máquina pública, a transformação do Orçamento numa grande pizza e a distribuição de recursos por meio de convênios sem base técnica - muitas vezes com organizações de fachada ou meramente protegidas por algum interesse eleitoral. Não está claro se a presidente Dilma Rousseff continuará a limpeza ministerial, se vai desistir ou se apenas dará um tempo para reparos na base parlamentar.(...)
 
17/08 - Rossi na frigideira
17 de agosto de 2011
Correio Braziliense - 17/08/2011
Após as demissões de Antonio Palocci, da Casa Civil; Alfredo Nascimento, dos Transportes; e Nelson Jobim, da Defesa, a bolsa de apostas da Esplanada aponta o titular da Agricultura, Wagner Rossi, como próximo ministro a perder o cargo. A pasta chefiada pelo peemedebista é alvo de uma série de denúncias, que acenderam o sinal de alerta no Palácio do Planalto. A primeira crise foi deflagrada com declarações de Oscar Jucá Neto — ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) — publicadas na revista Veja. (...)

17/08 - À sombra de Lula
17 de agosto de 2011
Brasília-DF - Correio Braziliense - 17/08/2011
Depois de uma conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a aconselhou a pegar mais leve com os aliados e a dedicar mais tempo à política do que à burocracia, a presidente Dilma Rousseff fumou o cachimbo da paz com a cúpula do PMDB. E pediu ao PT para se acertar com os peemedebistas na Câmara, no Senado e nas campanhas eleitorais de 2012.
Num passe de mágica, após o encontro da presidente da República com os caciques peemedebistas, a crise na base aliada se dissipou.(...)
 
17/08 - "Do insulto à injúria"
17 de agosto de 2011
Por Desembargador Siro Darlan:
Siro Darlan é desembargador da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio
"Pouco mais de 24 horas se passaram desde que a juíza Patrícia Lourival Acioli foi chacinada. Quando se pensava que a covardia desse ato ficaria restrita a ele próprio — um insulto em forma de cusparada de sangue na cara do País —, se vê a ele somada a injúria da empáfia das autoridades públicas, especialmente as do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.(...)

Existem vitórias emblemáticas e que são capazes de mostrar exatamente qual time briga na parte de cima da tabela e qual deles está na zona de rebaixamento. O CORINTHIANS, líder do Campeonato Brasileiro, empurrou hoje o ATLÉTICO MINEIRO ainda mais para o fundo do poço. Seria um resultado normal se alguém fosse apostar quem venceria em IPATINGA, ainda que o CORINTHIANS jogasse pressionado pela seqüência ruim: o time todo e o técnico TITE estavam com a corda no pescoço. Mas a maneira como foi construído o 3 a 2 é que não foi nada normal. O CORINTHIANS se reergueu dentro da partida, depois de terminar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, virando o confronto no segundo. Houve três personagens cruciais para esse placar: ÉMERSON SHEIK, o nome do jogo, TITE, que o colocou no intervalo e redefiniu o rumo da partida, e RÉVER, que foi do céu ao inferno em poucos minutos. O SHEIK estava impossível. Depois de participar diretamente dos primeiros dois gols, ele ainda participou do terceiro, desviando para LIEDSON completar para a rede, aos 29 do segundo tempo. Outros jogos: CEARÁ 3 x GRÊMIO 0; INTERNACIONAL 1 x BOTAFOGO 0; AVAÍ 0 x VASCO 2; FLUMINENSE 3 x FIGUEIRENSE 0; ATLÉTICO – PR 2 x CRUZEIRO 1;     

A seleção brasileira ficou mais perto do pentacampeonato do Mundial SUB-20. Hoje, em PEREIRA, na COLÔMBIA, a equipe comandada por NEY FRANCO garantiu a vaga na decisão ao derrotar o MÉXICO por 2 a 0. A final contra PORTUGAL será no sábado, dia 20 de agosto, às 22 horas, em BOGOTÁ. O herói brasileiro foi HENRIQUE. O jogador do SÃO PAULO marcou os dois gols no segundo tempo, quando a partida parecia que seria definida na prorrogação.

Aos 27 anos, VERÔNICA OLIVEIRA podia ser considerada a personificação do Carnaval de SÃO JOÃO DA BOA VISTA, a 229 km da capital. Ela era a atual rainha do Carnaval e madrinha da bateria da escola de samba GUERREIROS DA PAZ, campeã do carnaval deste ano. No entanto, o ano também foi marcado por muita tristeza. No dia 5 de agosto morreu o seu marido MESSIAS SILVA DE OLIVEIRA, de 30 anos, e presidente da escola GUERREIROS DA PAZ. MESSIAS lutava contra um câncer há alguns anos. Após perder o marido, VERÔNICA adoeceu e ficou internada do dia 15 de agosto até hoje (!7) na SANTA CASA DE SÃO JOSÉ, onde morreu. Ela deixa dois filhos: JÚLIA e VINÍCIUS. 

Wagner Rossi pediu demissão do cargo de ministro da Agricultura nesta quarta-feira (17), após uma série de denúncias de irregularidades na pasta que, nesta semana, o atingiu diretamente. Gerardo Fontelles, secretário executivo do ministério, assumirá interinamente a pasta.
A carta de demissão de Rossi foi divulgada nosite do ministério. De acordo com uma fonte do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff já aceitou o pedido de demissão de Rossi.
"Durante os últimos 30 dias, tenho enfrentado diariamente uma saraivada de acusações falsas, sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública", disse o ministro na carta.
Rossi é o quarto ministro a deixar o governo Dilma em pouco mais de sete meses de governo.
Anteriormente, Antonio Palocci deixou a chefia da Casa Civil e Alfredo Nascimento saiu do Ministério dos Transportes, também em meio a denúncias. Neste mês, Nelson Jobim pediu demissão do Ministério da Defesa após divulgação de uma entrevista em que ele teria criticado colegas de governo.
Denúncias publicadas na mídia acusaram Rossi, entre outras coisas, de usar politicamente alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quando dirigiu a estatal, de ter oferecido propina para um funcionário não denunciar irregularidades e de ter viajado em um jatinho de uma empresa privada.
Segundo um assessor da vice-presidência que pediu para não ser identificado, Rossi procurou na tarde desta quarta-feira o vice-presidente Michel Temer, seu padrinho político, e disse que levaria a carta de demissão a Dilma.
O assessor afirmou que os dois foram até o gabinete da presidente e o então ministro formalizou sua decisão. A conversa durou cerca de 30 minutos e Rossi retornou ao ministério.

Quatro criminosos, incluindo o ex-namorado da vítima, foram presos hoje em EMBU-GUAÇU, na GRANDE SÃO PAULO, após seqüestrarem uma jovem de 17 anos, filha da vereadora MARIA DO CÉU. Inconformado com o fim do relacionamento, há dois meses, o rapaz e três comparsas resolveram seqüestrar a jovem e exigir 80 mil reais. A ação ocorreu por volta das 20 horas de ontem, na frente casa da vereadora, no bairro do CIPÓ. Em um FUSCA branco, o rapaz e os outros bandidos abordaram a garota e a levaram até o cativeiro, onde a agrediram com chutes e tapas. Por várias vezes, ainda a esganaram com uma presilha plástica. Ao saber do seqüestro, a vereadora pediu auxílio à polícia. Dissimuladamente, o ex-namorado acompanhou o sofrimento do parlamentar. E só telefonou aos comparsas após temer ação da PM. Depois de ser libertada, a jovem levou a polícia ao cativeiro. Os donos do local, que alugaram o imóvel, levaram a PM aos criminosos.

A Polícia Civil prendeu nesta tarde o montador de móveis RENIVALDO FRANCISCO DA SILVA, de 50 anos. Ele é acusado de, em julho, tentar estuprar uma menina de 12 anos no JARDIM ITACOLOMY, na zona sul de SÃO PAULO, durante a entrega de uma compra. Segundo o delegado GENÉSIO LÉO JÚNIOR, do 35º DP (JABAQUARA), a garota estava sozinha em casa quando o entregador chegou. “Os pais dela estavam trabalhando. Uma vizinha escutou os gritos da menina e pediu ajuda a outros vizinhos.” Os moradores tentaram deter o montador, mas ele conseguiu escapar. Mas, na fuga, o acusado deixou cair o crachá, o que ajudou a polícia a identificá-lo. Segundo o delegado, RENIVALDO é funcionário de uma empresa terceirizada e prestava serviços para uma rede de lojas de móveis. A partir do boletim de ocorrência registrado pelos pais da menina, a polícia iniciou uma investigação e chegou à casa do acusado, no JARDIM JABAQUARA, também na zona sul. Segundo o delegado, no momento da prisão, RENIVALDO estava no imóvel com a mulher, a filha de 11 anos e a sogra. “A filha dele ficou muito assustada ao ver que seu pai estava sendo preso”, disse JÚNIOR. Durante o depoimento, o acusado negou a tentativa de estupro e disse que “passou a mão no tornozelo da adolescente porque o achou bonito por ser “fininho”.  Em 2008, o montador de móveis já havia sido acusado de estuprar uma criança de 8 anos em DIADEMA. “Na época, foi expedido mandado de prisão preventiva, mas ele não foi encontrado em seus endereços de referência”, diz o delegado. O acusado está preso na carceragem do 77º DP (SANTA CECÍLIA) e vai responder por crime de estupro de vulnerável, com pena que varia de 8 a 15 anos de prisão.

Escuta telefônica feita em 2009 pela Polícia Federal flagrou conversa em que o bicheiro LUIZ ÂNDERSON COUTINHO discute suposto atentado contra a juíza PATRÍCIA ACIOLI, executada na semana passada em NITERÓI. Segundo a PF, o contraventor de SÃO GONÇALO – onde PATRÍCIA atuava – afirma que “uma bomba iria explodir” e “a pessoa que bate o martelo iria chorar lágrimas de sangue”. Os investigadores identificaram no grampo possível ameaça de agressão à juíza ou a parentes. Na ligação, COUTINHO afirma que “a ordem já teria sido dada por ele”. O bicheiro demonstrava “grande rancor” em relação à magistrada, que meses antes havia decretado sua prisão preventiva. Na ocasião, PATRÍCIA relatou ter encaminhado o documento da PF ao Tribunal de Justiça do RIO. O Ministério Público do RIO informou que a ameaça foi investigada e arquivada em outubro de 2010, pois informações posteriores apontavam “não ter procedência a ameaça relatada”. Em outro documento, de 2007, ela afirma estar “surpresa” com a redução de sua escolta, de três para um policial. “Não entendi o tratamento que foi dado ao caso”, escreveu. “Esta magistrada não pediu segurança porque entende que a avaliação sobre a necessidade ou não da medida não lhe cabe, mas se esta for necessária deve ser eficiente.”  

 A ZARA, uma das marcas de roupas do grupo espanhol INDITEX, foi denunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por uso de mão de obra escrava em oficinas de costura “quarteirizadas”. As investigações iniciadas em maio levaram os fiscais a duas casas na periferia de São Paulo, onde 16 bolivianos recebiam 2 reais por peça produzida, num ambiente insalubre e sem condições mínimas de trabalho, segundo o relatório do ministério. Embora as oficinas fossem contratadas por uma empresa intermediária da ZARA no país – a AHA, a multinacional foi responsabilizada pelas irregularidades. “Essa empresa terceirizada não existiria no mundo econômico sem a ZARA”, diz LUÍS ALEXANDRE DE FARIA, auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo. “As ordens de costura, definição de peças piloto e até a escolha de tecidos vinham diretamente da matriz, na ESPANHA.” Os auditores fiscais lavraram 48 autos de infração contra a rede espanhola e estipularam uma multa de um milhão de reais. A denúncia ainda será julgada. A empresa também corre risco de ser incluída na chamada “lista suja” do Ministério do Trabalho, que, entre outras penalidades, bloqueia financiamentos.

Nascido em SÃO JOÃO DA BOA VISTA, EURICO DE ANDRADE AZEVEDO veio para a capital ainda adolescente. Em 1951, se formou em Direito pela USP. No ano seguinte, já era promotor do Estado de São Paulo. Em 1981, ele encerrou a carreira no Ministério Público, mas continuou atuando como consultor jurídico de empresas privadas e públicas. AZEVEDO ainda foi secretário do Planejamento do Estado de São Paulo, consultor da ONU e da OEA, além de ter sido autor de diversos livros jurídicos. Aos 83 anos, o promotor aposentado faleceu hoje, de insuficiência cardíaca. Deixou quatro filhos, oito netos e uma bisneta. Nasceu em 1928.

Rebeldes líbios atacaram a única refinaria de petróleo em operação no país, na cidade de ZAWIYA, para tentar expulsar as últimas tropas leais a MUAMAR KADAFI nos arredores de TRÍPOLI e consolidar o cerco à capital. Os opositores se aproximam da capital pelo oeste e pelo sul, enquanto a OTAN controla a saída para o mar, no norte de TRÍPOLI, na costa do Mediterrâneo. Depois de mais de seis meses de guerra, KADAFI parece estar isolado. Jornais árabes dizem que o ditador está gravemente doente. Os confrontos na refinaria começaram na terça-feira, dia 16 de agosto. Cerca de cem soldados de KADAFI ocupam o local e a bandeira do governo permanecia hasteada até o final da noite. Rebeldes líbios afirmam que o oleoduto que fornece petróleo e gás à capital foi fechado. Um terço dos seis milhões de habitantes do país vive em TRÍPOLI.

Em NOVA DELHI, milhares de manifestantes participaram de protestos em apoio ao ativista anticorrupção ANNA HAZARE, detido antes de iniciar greve de fome. HAZARE foi preso por supostamente descumprir regras para seu protesto. Ele critica a nova proposta de lei anticorrupção do governo tida como falha pela população.

Como medida preventiva diante da violência na SÍRIA, a ONU decidiu retirar seus funcionários não essenciais do país. A ação ocorre às vésperas de dois integrantes do alto escalão da organização prestarem depoimento no Conselho de Segurança da ONU sobre a repressão das forças de BASHAR ASSAD a opositores. Numa ampliação do isolamento de DAMASCO, a TUNÍSIA convocou seu embaixador na SÍRIA para consultas. O premiê turco, RECEP TAYYP ERDOGAN, também endureceu o tom contra o regime sírio.     

2 012      :      -      SEXTA-FEIRA
Uma manhã agradável. Pena que pouca coisa posso fazer em minha biblioteca por ter levantado tarde. Pela Internet recebo uma mensagem do GRUPO GUARARAPES, que julgo oportuno colocar em meu blog:
REPUGNANTE E REVOLTANTE. Doc.nº 186 – 2012
WWW.FORTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES
O GRUPO GUARARAPES gostaria de saber se há ainda alguma autoridade que possa se revoltar com o que acontece neste País. Todo santo dia, ou melhor dizendo, novo dia de roubo, os meios de comunicação gritam, falam, escrevem e a INTERNET cheia de acusações as mais variadas (REPUGNANTES E REVOLTANTES) possíveis e parece que as autoridades dormem o sono tranqüilo dos justos.
Cada dia que passa assiste-se o sul e o sudeste se distanciarem econômica e culturalmente do norte e nordeste do País, criando condições perigosas para a nossa UNIDADE NACIONAL.
Muito do dinheiro que o governo federal envia para o nosso NORDESTE pobre é muitas vezes mal empregado, roubado descaradamente e o silêncio é sepulcral. Nem uma voz federal, estadual ou das classes ditas produtoras ou das tais UNE, CUT etc. dizem alguma coisa contra este descalabro.  Ou todos estão com medo ou estão coniventes com o que acontece nesta parte do País.
No dia 29 de julho de 2012, no programa o FANTÁSTICO DA TV GLOBO, mais um escândalo que deixa os brasileiros sérios tristes, macambúzios, sorumbáticos e com vontade de criar uma revolta contra tudo que aí estamos vendo. R$65.000.000,00 (sessenta e cinco milhões) enviados para os municípios para festas de SÃO JOÃO OU SÃO PEDRO (o que já é um absurdo quando estamos numa seca) foram roubados dos cofres da Nação Brasileira. Quem gritou? Qual o governador que se revoltou? Qual o prefeito que foi preso? E o Ministro que mandou o dinheiro foi a TV dizer quem são os ladrões? E o Congresso o que faz? E a nossa Presidente (presidenta) não gritou? Tudo é silêncio neste país sem Justiça e sem homens que tenham coragem de ao menos dizer uma palavra de indignação. Onde estão os JUAREZ TÁVORA, os SIQUEIRA CAMPOS, os EDUARDO GOMES, os Oswaldo Aranha etc.? Acabou-se tudo. Parece que todos são farinha do mesmo saco. Farinha ruim e podre.
Na campanha eleitoral passada, o NORDESTE seria outro. Gritava-se que a  transposição do São Francisco seria a redenção desta região pátria. Mudou o governo. Alguma coisa feita foi abandonada. Agora é refazer tudo de novo. Dinheiro jogado fora e ninguém é responsabilizado e  tudo continua no melhor dos mundos. Prometeram o céu e tanto prometeram que veio uma seca por mentirem tanto. Quem olhava a propaganda eleitoral já via as refinarias do Maranhão – Ceará e Pernambuco funcionando e o gás movendo todos os carros. Uma siderurgia no Ceará parecia pronta e exportando aço plano. O povo acreditando em mentirosos e o Cachoeira DANDO DINHEIRO PARA  TODO MUNDO FAZER SUA PROPAGANDA. Para o PT um milhão e lá vai coisa e assim por diante.
O QUE DIZER ENTÃO COM ESTA SEM-VERGONHICE?
PATIFES. BANDIDOS. DEIXEM O BRASIL VIVER.
O BRASILEIRO NÃO MERECE SER GOVERNADO PELA POLITICAGEM BRASILEIRA
“À PÁTRIA TUDO SE DEVE DAR E NADA PEDIR, NEM MESMO COMPREENSÃO”
SIQUEIRA CAMPOS
ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 58 93. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza. Somos 1.807 civis – 49 da Marinha - 478 do Exército – 51 da Aeronáutica; TOTAL 2.385 batistapinheiro30@yahoo.com.br. WWW.FORTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES

Em SÃO PAULO, almoço com vários companheiros de lutas no centro, como o MARIO MARGARIDO, RAFAEL, CRISTIANO, PASSOS, COLOMBO e outros. O principal foco da questão em discussão nesta tarde é o julgamento do mensalão. Até agora parece que a acusação do relator está dando certo. Não sabemos como irão se pronunciar os membros do Supremo Tribunal Federal. O ministro JOAQUIM BARBOSA, relator, votou pela condenação do deputado federal JOÃO PAULO CUNHA e do empresário MARCOS VALÉRIO.
Nesta tarde, no MMDC, recebo a visita do Professor JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR, presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO. Vem ele conhecer a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, inteirar-se do nosso trabalho e dizer o que pretende fazer na sua investidura como presidente dessa cidade do interior. Nosso comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, comparece para contar como foi sua representação no EXÉRCITO SUDESTE, pela manhã, na comemoração do aniversário da 2ª REGIÃO MILITAR.
O TENENTE PM NATANAEL e a CABO PM ROSALYN chegam por volta das 16 horas. Estiveram no Monumento Mausoléu e já deixaram tudo montado para a reunião da COFAM, marcada para amanhã. Vêm buscar as bandeiras da Sociedade para ornamentar o local da reunião.  

Oito crianças com idades entre 6 e 9 anos foram atropeladas por um caminhão desgovernado na porta de uma escola municipal em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO, nesta tarde. Cinco delas tiveram ferimentos leves e três ficaram presas embaixo do caminhão e sofreram lesões mais graves. GIOVANA (sobrenome não identificado), foi encaminhada para o Hospital Regional de OSASCO. MIRELA COSTA FERREIRA, 6 anos, foi levada para a SANTA CASA DE SÃO PAULO. LARISSA (sobrenome não identificado) foi levada pelo helicóptero ÁGUIA da PM para o Hospital das Clínicas. MIRELA e LARISSA estavam em observação, mas passavam bem. GIOVANA teve fratura no fêmur e traumatismo craniano e foi transferida para a UTI pediátrica. Ela estava consciente nesta noite e o estado de saúde era estável. O acidente ocorreu por volta das 13 horas, horário de entrada e saída dos alunos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental ÉLIO APARECIDO DA SILVA, localizada na Rua ALMIRANTE TAMANDARÉ, no JARDIM PLATINA. Um guincho rebocava o caminhão pela rua, que é uma ladeira íngreme e onde o tráfego de caminhões é proibido. O guincho não agüentou o peso do caminhão e desceu de ré, atingindo as crianças que estavam na calçada. O motorista do guincho disse que foi fechado por um veículo e precisou frear. Ele afirmou na delegacia que não sabia da proibição e disse que estava sendo guiado pelo GPS. O clima na porta da escola após o acidente era de desespero. Dezenas de vizinhos, familiares de estudantes e curiosos lotaram a rua em busca de notícia. A todo momento mães ansiosas tinham de ser contidas pela Polícia Militar, enquanto os bombeiros realizavam o resgate. O motorista ADRIANO RODRIGUES MOTTA, que dirigia o guincho, teve de se esconder em uma loja para não ser linchado.

Criminosos seqüestraram uma mulher no MORUMBI, na zona oeste de SÃO PAULO, instalaram um cinturão com um artefato que diziam ser explosivo e obrigaram a vítima, com uma caixa nas mãos, onde haveria também explosivos, a anunciar assalto na joalheria GUERREIRO, no número 727 da Rua OSCAR FREIRE, nos JARDINS, área nobre da zona oeste de SÃO PAULO. Os criminosos fugiram com jóias e depois abandonaram o carro da dona de casa. O crime ocorreu por volta das 11:30 horas. A vítima, que se identificou apenas por MÁRCIA, de 31 anos, foi atacada por dois homens em um farol. No início, os bandidos disseram que era um seqüestro relâmpago, não queriam dinheiro nem objetos da dona de casa. Depois de duas horas, os bandidos passaram à vítima sua missão: ela deveria entrar na joalheria, colocar a caixa no balcão e entregar o celular a uma funcionária do estabelecimento. Assim foi feito. A funcionária atendeu o telefonema e um dos criminosos orientou-a a encher uma sacola com jóias e relógios e entregar a dona de casa. Caso não fosse cumprida a ordem, o suposto explosivo seria detonado. Pouco depois, MÁRCIA saiu da joalheria, entregou a sacola aos bandidos “que a aguardavam no carro dela, roubado”. Por celular, os bandidos disseram que MÁRCIA poderia se livrar do cinturão. Na Rua HADDOCK LOBO, ela deixou o artefato e saiu rapidamente. A polícia interditou as Ruas HADDOCK LOBO E OSCAR FREIRE  por duas horas para recolher os artefatos e detoná-los. O carro da vítima foi abandonado entre as Ruas HADDOCK LOBO e SARANDI.

O Supervisor de habitação da Subprefeitura de CAMPO LIMPO, ORLANDO ACCACIO FERREIRA, de 54 anos, foi assassinado na noite de ontem, em frente ao comitê eleitoral do vereador ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, na ESTRADA DE ITAPECERICA, 3065, em CAMPO LIMPO, zona sul. A vítima era aguardada por 30 pessoas no comitê. Quando parou o carro, ORLANDO foi abordado por um motoqueiro, que usava capacete. O desconhecido atirou na barriga e duas vezes nas costas do supervisor. Segundo a polícia, os tiros foram de revólver calibre 38. Ele foi socorrido no Hospital do CAMPO LIMPO, onde morreu. ORLANDO era casado e deixou quatro filhos.

O candidato do PSDB à Prefeitura de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, andou de trem e de Metrô no começo da tarde, ao lado do governador GERALDO ALCKMIN, em um evento de campanha. O trajeto incluiu cinco estações da CPTM e duas do Metrô. SERRA foi muito cobrado pelos passageiros. Por mais de uma vez, ele foi “convidado” a andar em qualquer um dos coletivos às 18 horas, no horário de pico. Já o governador conseguiu passar imune às críticas feitas pelos usuários das linhas. O tucano classificou as cobranças como “naturais” e disse que uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura melhoraria o serviço de transporte público em toda a cidade. A presença do governador deve s tornar mais freqüente nos eventos de SERRA a partir de agora. Na análise dos coordenadores da campanha tucana, ALCKMIN poderia funcionar como um antídoto contra a rejeição do colega tucano, que, de acordo com a pesquisa IBOPE divulgada ontem, é de 37%. Apesar de dividir a liderança nas intenções de voto com CELSO RUSSOMANO, com 26%, a pesquisa mostra que o tucano perderia para o candidato do PRB em um eventual segundo turno. O candidato do PT à Prefeitura de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD, comemorou a subida de três pontos na pesquisa IBOPE divulgada ontem. No levantamento, o petista aparece na terceira colocação nas intenções de voto, com 9%, atrás dos candidatos JOSÉ SERRA e CELSO RUSSOMANO. O candidato esteve nesta tarde em dois bairros da zona sul. Ele conversou com moradores de um conjunto habitacional no JARDIM MIRIAM e caminhou pelas ruas de comércio do bairro PEDREIRA.

É possível dizer sem medo de exageros que HEDY SIQUEIRA dedicou praticamente toda sua vida artística ao teatro. Embora tenha atuado também no cinema, como no cultuado filme “MACUNAÍMA”, de 1969, foi nos palcos que a atriz mais exibiu seu talento, muitas vezes sob direção do marido, o diretor teatral SILNEI SIQUEIRA. Ambos, aliás, se conheceram no teatro, quando SILNEI era estudante da EAD (Escola de Arte Dramática), da USP, localizada na Rua MARANHÃO, em HIGIENÓPOLIS, na região central da capital. À época, HEDY dava os primeiros passos mais firmes na carreira artística e integrava o grupo de teatro JOVENS INDEPENDENTES, criado pelo ator LAERTE MORRONE. Em depoimento à escritora IEDA DE ABREU para o livro “PALAVRA EM CENA”, da coleção APLAUSO, SILNEI lembrou que HEDY se apresentava na Igreja SANTA TEREZINHA com a peça “DIÁLOGO DAS CARMELITAS!, quando ambos se conheceram, no início dos anos 1960. Em seguida, HEDY também entrou para a EAD, ocasião em que SILNEI SIQUEIRA estava no terceiro ano do curso de interpretação e direção teatral e o casal já namorava e planejava alguns trabalhos em conjunto. HEDY e SILNEI se casaram em 1963, ano em que já faziam parte do meio teatral paulistano, por onde circulavam nomes importantes da arte nos palcos, como PAULO AUTRAN, PLÍNIO MARCOS e ANTUNES FILHO, entre outros. A primeira atuação de HEDY sob direção do marido aconteceu na peça “TESTAMENTO DE CANGACEIRO”, mas depois vieram outras interpretações, como “FIM DE PAPO” e “AS SABICHONAS”. O casal também esteve juntos em espetáculos no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), verdadeiro marco do teatro brasileiro dos anos 1950 e 1960, por onde passaram artistas consagrados, como CACILDA BECKER e WALMOR CHAGAS. Ao lado de PAULO AUTRAN, HEDY também atuou em peças de grande sucesso de público e crítica, como “PATO COM LARANJA” e “MACBETH”. A atriz estava afastada dos palcos desde 2000, quando o filho mais velho, MANUEL, morreu aos 35 anos em decorrência de um infarto. Apesar dos pedidos do marido, HEDY se recusava a retornar ao teatro. Ela morreu nesta sexta-feira, deixando além do marido, os filhos GABRIEL, MARIA e MARIANA, além de três netos. A família não divulgou a causa da morte. HEDY SIQUEIRA nasceu em 1935.     

O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal de SÃO PAULO cancelou as manifestações prometidas para a próxima semana nos aeroportos de CUMBICA, em GUARULHOS, e CONGONHAS, em SÃO PAULO, além do Porto de SANTOS. A decisão aconteceu um dia depois de o STJ declarar ilegal a operação padrão realizada pelos grevistas. A decisão do STJ também estipulou uma multa de 200 mil reais em caso de descumprimento pelas entidades responsáveis pela organização das manifestações.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, CARLOS AYRES BRITTO, confirmou hoje que o julgamento do mensalão será fatiado, conforme o recebimento da denúncia e o desejo do relator, JOAQUIM BARBOSA. Com isso, os réus serão julgados aos poucos, por grupos. A decisão, no entanto, pode atrasar o julgamento porque o revisor do processo, RICARDO LEWANDOWSKI, já tinha dito que preparou seu voto, de mais de 3 mil páginas, para votar em bloco, ou seja, todos de uma única vez. Ele disse que vai trabalhar no final de semana para desmembrar os réus, mas, se não der tempo, LEWANDOWSKI pode pedir vistas, o que suspenderia a sessão na segunda-feira. Sobre a participação do ministro CESAR PELUSO no julgamento de todos os réus, BRITTO foi evasivo. PELUSO se aposenta no dia 3 de setembro quando completa 70 anos. Quando ao bate-boca entre os ministros na sessão de ontem, ele declarou que “está tudo bem, tudo em paz”.

Três integrantes do grupo de punk russo PUSSY RIOT foram condenadas a dois anos de prisão pelo tribunal de KHAMOVNIKI. Elas são acusadas pelos crimes de vandalismo e incitação ao ódio religioso por terem cantado no dia 21 de fevereiro uma “oração punk” na Catedral do Cristo Salvador de MOSCOU, pedindo à VIRGEM MARIA que “expulsasse” o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, do poder. Para a juíza do caso, que não teve o rosto divulgdo, as integrantes da banda cometeram “ações provocativas e ofenderam profundamente os sentimentos dos religiosos dos fiéis ortodoxos”. NADEJDA TOLOKONNIKOVA, de 22 anos, EKATERINA SAMUTSEVICH, de 30, e MARIA ALEJINA, de 24, estão em prisão preventiva há cerca de cinco meses. Elas poderiam ser condenadas até sete anos de prisão. Já haviam pedido desculpas aos fiéis e disseram que o protesto era contra o líder da igreja ortodoxa russa e seu apoio à reeleição de PUTIN no início d ano. O ex-campeão mundial de xadrez GARRY KASPAROV foi um dos 24 detidos em um protesto durante o julgamento das três integrantes da banda. Em fevereiro, KASPAROV liderou um protesto com o líder de extrema-esquerda SERGEI UDALTSOV e o advogado ALEXEI NAVALNY, um líder nacionalista carismático e lutador contra a corrupção, em SÃO PETERSBURGO. Os músicos PAUL McCARTNEY, MADONNA, STING, PETER GABRIEL e BJÖRK já demonstraram apoio ao grupo e pediram por sua liberação.

O número de grevistas mortos pela polícia sul-africana subiu para 34 e causou comoção no país. O confronto aconteceu ontem durante um protesto na mina de MARIKANA e deixou 78 feridos e 259 detidos. “BANHO DE SANGUE” e “CAMPO DE EXTERMÍNIO” foram algumas das manchetes dos jornais locais, com fotos chocantes de policiais fortemente armados, caminhando casualmente entre os corpos ensangüentados.

O príncipe WILLIAM, da INGLATERRA, resgatou uma garota de 16 anos em uma praia em SILVER BAY, oeste do PAÍS DE GALES, segundo o “TELEGRAPH”. A garota estava tentando ajudar a irmã de 13 anos, que estava se afogando. A equipe aérea de resgate, que inclui WILLIAM, estava estacionada em uma base próxima e foi chamada. O príncipe pilotou o helicóptero RAF até o local.

A FRANÇA, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, endureceu o discurso contra o presidente da SÍRIA, BASHAR ASSAD. Em visita a um campo de refugiados na TURQUIA, o chanceler LAURENT FABIUS disse que o “regime” deve ser abatido rapidamente e o ditador “não merece estar na Terra”. Segundo ele, o veto da RÚSSIA a uma missão militar leva em conta o risco de desordem no país, enquanto a SÍRIA já vive em desordem absoluta. O novo discurso ocorre menos de uma semana depois que a secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, cogitou a adoção de uma zona de exclusão aérea, mesmo sem a autorização da ONU. Hoje, o chanceler francês disse que as tropas de ASSAD perderam terreno e controle do pais, mas ainda são capazes de atrocidades. O ministro, porém, evitou falar em intervenção militar, alegando que a FRANÇA age sob o mandato da ONU. Até agora, RÚSSIA e CHINA vetaram todas as resoluções que abririam espaço para intervenções militares. FABIUS disse eu os argumentos russos são ultrapassados e aposta que o ditador sírio sofrerá novas e importantes baixas nos próximos dias. Ele também afirmou que a SÍRIA precisa evitar o sectarismo religioso e proteger suas minorias para evitar os erros cometidos no IRAQUE.     

2 013     :      SÁBADO
Aproveito este final de semana para tratar de meus arquivos. Preciso atualizar minhas memórias e pensar nos eventos que teremos na semana que vem. Encaminho para o Professor ADILSON CÉZAR o processo MMDC-1932, que em fins de julho recebemos do Tribunal de Justiça. Como tudo está digitalizado, fica mais fácil a transmissão de tudo o que aconteceu na madrugada de 24 de maio de 1932. O inquérito policial não chegou a conclusão de quem eram os assassinos de MARTINS, MIRAGAIA, DRAUSIO e CAMARGO e das outras 11 pessoas feridas. Em 1954 foi arquivado por decurso de prazo.
O mau tempo não ajuda em nada. Levantei muito tarde e não estou com ânimo de fazer muita coisa. Mesmo assim, consigo atualizar as memórias e lançar no blog alguns dias atrasados.

Épico. Na língua portuguesa, não existe palavra melhor para descrever o jogo entre PALMEIRAS e PAYSANDU. Com direito a briga generalizada e gol de jogador com nome estranho de personagem de desenho animado, o VERDÃO conquistou uma vitória que ficará na memória das mais de 17 mil pessoas que marcaram presença no PACAEMBU. Até os 28 minutos do segundo tempo, o PALMEIRAS perdia por 2 a 0. Porém, na base da superação, os comandados de GILSON KLEINA marcaram três gols e garantiram a vitória por 3 a 2. A virada só saiu aos 49 minutos, após cabeçada de LEANDRO. ALAN KARDEC havia marcado o primeiro e MENDIETA, empatado.
Depois de duas rodadas sem vitória, o CRUZEIRO voltou a ganhar no Campeonato Brasileiro. E não foi um triunfo qualquer. Hoje, no MINEIRÃO, a RAPOSA atropelou o VITÓRIA por 5 a 1. Com o resultado, o time do técnico MARCELO OLIVEIRA chegou a 28 pontos e assumiu a liderança.
Também hoje, para a alegria dos são-paulinos, o FLUMINENSE bateu o NÁUTICO por 1 a 0, na ARENA PERNAMBUCO. Assim o clube do MORUMBI escapou da lanterna nesta rodada. O FLU, porém, foi o único carioca que se deu bem hoje. Jogando em casa, o VASCO perdeu por 3 a 2 para o GRÊMIO.

USAIN BOLT deu mais um passeio em uma prova de 200 metros. Hoje, o homem mais rápido do mundo precisou de apenas 19seg66 para percorrer a distância e conquistar o tricampeonato no MUNDIAL DE ATLETISMO, em MOSCOU. Agora, é o único atleta da história  tricampeão da modalidade. WARREN WEIR foi o segundo e CURTIS MITCHELL, o terceiro.   

Parentes e amigos do estudante VICTOR HUGO DEPPMAN, morto durante um assalto quando chegava em casa em abril, fizeram uma homenagem ao jovem que completaria 20 anos hoje, no LARGO SÃO JOSÉ, no BELÉM, zona leste da capital. VICTOR HUGO foi morto com um tiro na cabeça na frente do prédio onde morava. Com cartazes pedindo paz e segurança e balões brancos nas mãos, os amigos saíram em caminhada pelas ruas do bairro. Outras famílias vítimas da violência participaram da caminhada.

A pista central da MARGINAL TIETÊ, na altura da ponte CRUZEIRO DO SUL, na zona norte, ficou bloqueada hoje por cinco horas após um acidente envolvendo um carro, uma moto e um caminhão, que deixou um morto, no início desta manhã. O acidente provocou 9,2 quilômetros de lentidão, da Ponte IMIGRANTE NORDESTINO até a PONTE CRUZEIRO DO SUL.

A CPTM foi condenada pela Justiça de SÃO PAULO a indenizar por danos morais em 15 mil reais o advogado FELIPPE MENDONÇA, 35 anos, por ele ter pego um trem lotado. Ele registrou imagens de funcionários da companhia empurrando os passageiros para o lado de dentro pouco antes de a composição fechar as portas. A decisão foi concedida no dia 13 de agosto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Cabe recurso da decisão.

CLÁUDIO FLAVIANO CONSTANTINO SILVA, de 41 anos, matou o filho FRANKLIN FIRMO CONSTANTINO SILVA, de 17 anos, e depois de suicidou ontem, na Rua DOUTOR RIBEIRO DE ANDRADE, JARDIM HELENA, na zona leste de São Paulo.

Investigação preliminar da FUNDAÇÃO CASA indica que a rebelião que resultou em depredação e colocou em risco funcionários mantidos reféns no último dia 12, na unidade de VILA LEOPOLDINA, na zona oeste da capital, foi iniciada por um jovem com distúrbios psiquiátricos. Segundo a presidente da instituição, BERENICE GIANNELLA, esse é o problema enfrentado em outras unidades da fundação. Para ela, são casos que não se enquadram em programas de caráter socioeducativo. “São casos de saúde mental e precisam de atendimento adequado. Esses jovens não deveriam estar cumprindo medidas. Precisam ser tratados como doentes”, avalia.

A Polícia Civil de SOROCABA afirmou hoje que ladrões foram responsáveis pelas mortes do subcomandante da Guarda Civil de MAIRINQUE, LAÉRCIO DE SOUZA LANES, de 43 anos, e de sua mulher. LINDALVA PRADO DO NASCIMENTO, de 38 anos. Eles foram mortos a tiros por bandidos, que também balearam o filho do casal, de 10 anos. Cinco suspeitos foram identificados e tiveram suas prisões decretadas pela Justiça. Dentre os criminosos investigados, dois deles são menores de idade.
A presidente DILMA ROUSSEFF escolheu hoje RODRIGO JANOT para ser o próximo procurador-geral da República. JANOT encabeçava a listra tríplice elaborada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) e encaminhada à presidente em abril deste ano. O nome do novo procurador ainda precisa ser submetido à votação no Senado. JANOT recebeu 511 votos dos seus colegas, ficando à frente de ELA WIECKO (457 votos) e DEBORAH DUPRAT (445 votos). O mandato do ex-procurador-geral ROBERTO GURGEL terminou no dia 15 de agosto.

O senador JOSÉ SARNEY, de 83 anos, será submetido a um cateterismo coronário na terça-feira, de acordo com o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. O senador está internado há 16 dias por causa de um quadro de dengue e pneumonia. De acordo com o boletim, um exame ecodoppler realizado na manhã de ontem apontou “alteração de contratilidade da parede inferior” do coração. Ele permanecerá internado no SÍRIO-LIBANÊS e não há previsão de alta. O quadro de dengue apresentado pelo senador é “agudo” e o tipo de pneumonia é “bacteriana”.

O governo interino no EGITO atribuiu hoje a “grupos terroristas” os confrontos que deixaram centenas de mortos no país durante a semana passada, chegando a propor a dissolução legal da IRMANDADE MUÇULMANA, grupo político que defende a volta do presidente deposto MOHAMED MURSI ao poder.
Nova contagem do Ministério da Saúde aponta que o número de civis mortos em confrontos com as forças de segurança ontem chega a 173, sendo 95 no CAIRO. Com isso, o total de vítimas sobe para aproximadamente 750 nos últimos dias, segundo os números oficiais. Também hoje, após horas de impasse e intenso tiroteio, forças de segurança egípcias conseguiram invadir uma mesquita na capital CAIRO, que era usada por partidários do presidente deposto como abrigo. O local foi esvaziado e diversas pessoas foram presas.

Pelo menos 31 pessoas morreram e mais de 170 ficaram desaparecidas após uma balsa bater ontem em um navio cargueiro nas FILIPINAS. A balsa, que estava em atividade havia 40 anos, afundou minutos depois do acidente, quando havia 870 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulantes. Até o começo da noite equipes de resgate haviam salvado 629 pessoas.     

2 014   :   -     DOMINGO
Procuro atualizar o dia 17 de agosto. Tenho enormes dificuldades com a internet. Não consigo ler os e-mails durante grande parte do dia.

Por volta das 19:30 horas consigo visualizar o facebook.
  DILMA E LULA SÃO VAIADOS EM FUNERAL DE EDUARDO CAMPOS E DAS OUTRAS VÍTIMAS DO ACIDENTE: Mais uma vez o povo mostra sua indignação contrariando as pesquisas que apontam a candidata do PT em primeiro lugar. Quando a presidente Dilma e o ex presidente Lula apareceram, uma imensa vaia tomou conta da multidão causando constrangimento aos presentes. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse que as vaias à presidente Dilma Rousseff no velório de Eduardo Campos refletem a indignação da população. "O povo está indignado. Pediram até para tirar a coroa de flores (enviada por Dilma)", afirmou. O velório prossegue e o sepultamento esta marcado para as 17 horas. 

O adeus ao candidato do PSB à Presidência da Republica, EDUARDO CAMPOS, reuniu hoje em RECIFE (PE) o mundo político e se transformou no maior ato dessas eleições. A presidente DILMA ROUSSEFF e o candidato do PSDB à Presidência, AÉCIO NEVES, acompanharam pela manhã o velório do ex-governador. Os dois se abraçaram ao se encontrar.
DILMA chegou ao Palácio CAMPOS DAS PRINCESAS, sede do governo do Estado, por volta das 10 horas. Ela estava acompanhada do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Ao chegarem, os dois foram vaiados por parte do público presente. Depois, vieram aplausos do palco onde estavam as autoridades.
DILMA foi embora sem dar declarações e retornou a BRASÍLIA. AÉCIO evitou falar de mudanças na disputa. “Não quero falar de eleição. Vim reverenciar um amigo que conheci 30 anos atrás. Sempre mantivemos relação de amizade”.
Ao menos 63 aviões pousaram em RECIFE com convidados para o adeus a CAMPOS. Entre os políticos presentes, além de DILMA, LULA e AÉCIO, estavam a futura presidenciável MARINA SILVA, o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN e o ex-governador JOSÉ SERRA, do mesmo partido. O candidato do PT ao governo paulista, ALEXANDRE PADILHA, e o candidato a vice na chapa de AÉCIO, senador ALOYSIO NUNES, também estavam lá, entre outros figurões.
Durante o velório, pela manhã, houve uma missa campal. A multidão enfrentou filas de até quatro horas para passar pelo caixão – mais de 160 mil pessoas passaram pelo local.
No fim da tarde, o corpo do ex-governador seguiu para o Cemitério de SANTO AMARO. O caixão, coberto pela bandeira de PERNAMBUCO, foi levado em carro aberto durante o trajeto de cerca de dois quilômetros. Em cima do caixão, seguiram também quatro dos cinco filhos de CAMPOS, a viúva, RENATA CAMPOS e o candidato ao governo pernambucano pelo PSB, PAULO CÂMARA.
O corpo de CAMPOS foi enterrado às 18:40 horas ao lado do avô, o ex-governador MIGUEL ARRAES. O público gritava “EDUARDO, guerreiro do povo brasileiro”. A última homenagem foi uma queima de fogos de quase vinte minutos.
O presidente do PSB, ROBERTO AMARAL, lançou hoje o processo de consultas internas do partido para substituir a candidatura de EDUARDO CAMPOS. O anúncio será feita na quarta-feira, dia 20 de agosto.

O corpo do assessor de imprensa CARLOS AUGUSTO RAMOS LEAL FILHO, conhecido como CARLOS PERCOL, foi sepultado no Cemitério de SANTO AMARO, em RECIFE, por volta das 14 horas. Participaram da cerimônia a viúva, CECÍLIA RAMOS, parentes e amigos. Seu corpo foi velado no Palácio do CAMPO DAS PRINCESAS junto com o de EDUARDO CAMPOS, o do fotógrafo ALEXANDRE SEVERO e o do cinegrafista MARCELO LYRA. LYRA foi enterrado às 17:30 horas e SEVERO por volta das 19 horas, ambos no cemitério MORADA DA PAZ, em PAULISTA. Os corpos do piloto MARCOS MARTINS e do copiloto GERALDO CUNHA foram sepultados também neste domingo. MARTINS foi enterrado no Cemitério Municipal de MARINGÁ (PR) por volta das 12:30 horas. Ele deixou dois filhos, de 2 anos e 7 anos. O corpo de CUNHA foi sepultado no Cemitério SANTA RITA, em GOVERNADOR VALADARES (MG). Já o ex-deputado PEDRO ALMEIDA VALADARES NETO, assessor de CAMPOS, foi enterrado no Cemitério COLINA DE SAUDADE, em ARACAJU.

Dois dias após comemorar o aniversário de 10 anos da filha, o porteiro ORCELÂNDIO MOREIRA DE SOUSA matou a mulher, LEIDIAN RIBEIRO SANTANA, e a aniversariante, PAULA LORRAINE, a facadas e depois tentou se matar. O crime aconteceu por volta das 16 horas de ontem, na Rua QUERO-QUERO, no bairro JARDIM ALIANÇA, em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO. Segundo os vizinhos, tudo aconteceu muito rápido. LEIDIAN chegou a gritar por socorro, mas quando algumas pessoas invadiram a casa, ela e a filha já estavam caídas e o porteiro tentava esfaquear o próprio pescoço. “Corremos para dentro e a LEIDIAN ainda respirava. Todo mundo chamou a polícia e ficou uma aglomeração aqui na frente”, contou LEIDE B. LIMA, dona da casa em que a família morava. A residência fica nos fundos da casa de LEIDE e, segundo ela, a família morava lá há pelo menos seis anos. “Eles eram boas pessoas, sossegados. Mas ela queria se separar, não gostava mais dele. Nunca imaginamos que chegaria a esse ponto”.
Ainda segundo LEIDE, na quinta-feira, dia do aniversário de PAULA, ORCELÂNDIO foi com a filha comprar roupas, todo animado. “Ele adorava aquela menina. A vida dele era aquela menina. Ele chegou a me falar que não sabia como ia viver sem as duas (por causa da separação).
ORCELÂNDIO foi preso em flagrante e levado ao Hospital Regional de OSASCO. Segundo o delegado de plantão, FILIPE SENCHES DOS SANTOS, LEIDIAN e a filha não resistiram aos ferimentos e morreram ainda na residência. O porteiro foi operado e permanece internado, sem risco de morte. Foram apreendidos também um caderno com anotações de ORCELÂNDIO e a faca usada por ele. O crime foi registrado no 10º DP, mas será investigado pelo 4º DP, mas próximo à ocorrência.

Um engenheiro foi baleado e morreu durante uma tentativa de roubo a moto na VILA PRUDENTE, zona leste, ontem à tarde. PAULO ROGÉRIO DE ALMEIDA, de 52 anos, estava em uma moto BME na Rua JOSÉ DIAS quando foi rendido por criminosos em outra moto. A polícia investiga se ele reagiu. O engenheiro foi atingido por três tiros. Ele chegou a ser socorrido pelo Hospital de VILA ALPINA, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado no 56º Distrito Policial, da VILA ALPINA.

A promotora de Justiça JULIANA AMÉLIA GASPARETTO DE TOLEDO SILVA, do Ministério Público de SÃO PAULO, pediu hoje a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva de LUIZ ANTÔNIO CONCEIÇÃO MACHADO, de 43 anos, que atropelou cinco ciclistas na USP no sábado, ontem.
O acidente matou o analista de sistemas ÁLVARO TENO, de 65 anos. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital UNIVERSITÁRIO, mas não resistiu aos ferimentos. ADOLFO MARTINS TENO, filho da vítima, disse que o pai desde os 18 anos usava o campus da USP para treinar há pelo menos 30 anos. O atropelador foi flagrado pelo bafômetro, o que também motivou o pedido de conversão da acusação de homicídio culposo para homicídio doloso, quando a pessoa assume o risco de matar. “Assim agindo, em princípio, o indiciado revelou conduzir o veículo com dolo eventual, assumindo o risco de matar aqueles corredores que, rotineiramente, praticam seu esporte dentro da CIDADE UNIVERSITÁRIA”, diz em seu pedido, a promotora.
O ciclista foi enterrado hoje no Cemitério do ARAÇÁ, no CENTRO. Pelo menos três vítimas já receberam alta e uma passou por procedimento cirúrgico e se recupera no hospital.

Um assaltante fez o sacristão EDUARDO AMARAL refém dentro da Igreja NOSSA SENHORA DA PAZ, em IPANEMA, zona sul do RIO DE JANEIRO, por mais de três horas. O refém foi libertado depois de muita negociação, às 19 horas, sem ferimentos. O assaltante se entregou à polícia.
Por volta das 16 horas, o homem assaltou uma drogaria nas proximidades e tentou fugir em um táxi, mas não conseguiu, e se refugiou na igreja, após atirar no taxista. Ele invadiu o templo no momento em que era celebrada missa para mais de 500 pessoas. Ele tentou fazer o padre refém, mas o sacristão se ofereceu para ficar no lugar do pároco.
Morador de uma comunidade próxima, o CANTA GALO, o assaltante tem esquizofrenia e usava bebida alcoólica, além de não tomar a medicação adequadamente, segundo a delegada VALÉRIA DE ARAGÃO SÁDIO, que frequenta a igreja e estava na missa no momento do episódio.
“Ele tinha uma postura agressiva. A todo momento ficava pedindo garantias para se entregar. A presença da família foi importante para nos ajudar a entender o comportamento dele e lidar com a esquizofrenia”.

Todo mundo esperava por uma aparição de ALAN KARDEC no clássico e o espírito oportunista do atacante não falhou. O camisa 14, que pulou o muro ao trocar o VERDÃO pelo TRICOLOR em abril, marcou um gol do além aos 43 minutos do segundo tempo e garantiu a vitória são-paulina por 2 a 1. “Esse gol foi igual a um fantasma. Nesta fase, acontece cada coisa que ninguém nem acredita”, lamentou o lateral-direita do VERDÃO, WENDEL. O resultado serviu, também, para dar moral ao SÃO PAULO, que permanece na briga por uma vaga na LIBERTADORES, com 26 pontos. De quebra, o SÃO PAULO afundou ainda mais o arquirrival, que ainda não ganhou nem sequer uma partida no BRASILEIRÃO sob o comando do técnico argentino RICARDO GARECA. “É ruim ficar falando e justificando. Todo mundo viu o jogo, tivemos a chance de matar e, infelizmente, saímos sem a vitória”, reclamou WENDEL.

PALMEIRAS e CORINTHIANS não se enfrentaram hoje, mas seus torcedores, ou melhor, alguns vândalos que se consideram torcedores, sim. Durante uma briga em FRANCO DA ROCHA, no período da manhã, o palmeirense GILBERTO TORRES PEREIRA, de 30 anos, foi espancado até a morte. GILBERTO recebeu golpes de madeira na cabeça e, apesar de ter sido levado ao Hospital Estadual de FRANCO DA ROCHA, não resistiu aos ferimentos. O corintiano LEONARDO GOMES DOS SANTOS, de 28 anos, foi preso, e o outro alvinegro que participou do espancamento conseguiu fugir. A briga aconteceu no início da manhã, próxima a Estação FRANCO DA ROCHA, da CPTM. Depois da confusão, cerca de 20 pessoas foram levadas à delegacia, mas a maioria foi liberada pouco depois.
O vereador RAIMUNDO CÉSAR FAUSTINO (PT), mais conhecido como CAPÁ, é suspeito de ter participado da briga entre torcidas. Esta não seria a primeira presença de CAPÁ em confusões. Ele foi um dos torcedores corintianos identificados na briga com vascaínos e policiais, no Estádio MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA, no ano passado.

O SANTOS fracassou. Não na derrota de hoje, por 3 a 0, no MINEIRÃO, para este belo time do CRUZEIRO. Perder para o atual campeão brasileiro seria mais do que normal. O problema é que o PEIXE não mostrou nos três confrontos diretos que teve em sequencia que pode brigar pelo título nacional. Pelo contrário, na hora H, o time deixou a desejar até na briga por uma vaga na LIBERTADORES. O panorama estava claro havia 15 dias. Antes de enfrentar INTERNACIONAL, CORINTHIANS e CRUZEIRO, o SANTOS estava diante de um divisor de águas. Nesses jogos, tinha de mostrar se entraria de vez na luta ou não. Perdeu nos três confrontos.
A rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO foi, como sempre, muito equilibrada, e finalmente dois times cariocas que estavam com a corda no pescoço conseguiram deixar a zona do rebaixamento pra trás: BOTAFOGO e FLAMENGO. O ALVINEGRO teve uma missão muito mais complicada. Para respirar aliviado, precisou vencer o FLUMINENSE, nesta noite, por 2 a 0, no MANÉ GARRINCHA, em BRASÍLIA. Já o TRICOLOR segue na quarta posição, com 26 pontos, dois a menos do que o TIMÃO. O outro carioca que se deu bem foi o FLAMENGO. Venceu o CORITIBA por 1 a 0, fora de casa.
A rodada ainda registrou a primeira vitória de FELIPÃO no BRASILEIRO, logo em sua estreia na nova arena do clube. O GREMIO bateu o CRICIÚMA por 2 a 0 e chegou ao oitavo lugar, com 22 pontos.
Outros três empates completaram o domingo do BRASILEIRÃO. À tarde, em SALVADOR, o VITÓRIA não conseguiu furar o bloqueio da CHAPECOENSE e ficou no 0 a 0. Em RECIFE, à noite, o SPORT começou perdendo para o ATLÉTICO-PR, mas conseguiu a igualdade por 1 a 1. Mas o empate mais emocionante foi o do FIGUEIRENSE diante do ATLÉTICO MINEIRO. O time catarinense perdia por 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo, quando chegou ao gol salvador com CLAYTON.

Forças curdas apoiadas pela aviação dos ESTADOS UNIDOS, que realizou 14 ataques contra o EI (Estado Islâmico) no IRAQUE, tomou a represa de MOSSUL das mãos dos jihadistas, relatou o Comando Central dos ESTADOS UNIDOS. A represa fornece eletricidade e água para a província de NINIVE. A operação incluiu ataques, bombardeios e o uso de aviões pilotados por controle remoto. Os ataques danificaram dez veículos armados do EI, sete HUMVEES (veículo utilitário militar), dois veículos blindados e um posto de controle.

O toque de recolher na cidade de FERGUSON pode durar vários dias, disse hoje o governador do MISSOURI, JAY NIXON. O político, no entanto, ressaltou que seu desejo é que se reduzam as tensões e se faça justiça no caso de MICHAEL BROWN, um jovem negro morto há uma semana por disparos de um policial branco. O Departamento de Justiça dos EUA anunciou que vai realizar nova autópsia no corpo de BROWN por conta das circunstancias extraordinárias. No sábado, o governador declarou estado de emergência e toque de recolher entre zero hora e 5 horas nesta cidade do meio oeste, onde os protestos se repetiram diariamente esta semana pela morte do jovem de 18 anos em circunstâncias ainda não esclarecidas. Mesmo com o toque de recolher houve manifestação na noite de ontem e pelo menos uma pessoa ficou ferida e outras sete foram detidas. Dezenas de pessoas desafiaram o toque de recolher decretado pelas autoridades, informou a imprensa local e a policia usou fumaça e gás lacrimogêneo para tentar dispersar o grupo.

Um centro de isolamento para pacientes com o vírus EBOLA em MONRÓVIA, capital da LIBÉRIA, foi saqueado por homens armados hoje. Segundo testemunhas, 17 internos conseguiram fugir. Os saqueadores disseram não acreditar na epidemia da doença.
“Eles forçaram as portas e saquearam o centro. Todos os pacientes fugiram”, disse REBECCA WESSEH, testemunha do incidente que ocorreu nesta noite de sábado para domingo. A declaração dela foi confirmada por vários moradores e pelo secretário-geral da Saúde dos Trabalhadores na LIBÉRIA, GEORGE WILLIAMS. Os enfermeiros também fugiram.           
Os assaltantes gritavam “ELLEN (HOHNNSON) SIRLEAF (presidente da LIBÉRIA) está arruinada. Quer dinheiro, não há EBOLA”, disse a testemunha. Segundo WESSEH, a maioria dos saqueadores era jovem. Eles estavam armados com cassetetes e entraram à força no centro de isolamento instalado em uma escola do subúrbio de MONRÓVIA. O bairro é considerado um dos epicentros da epidemia.
Ao todo, 29 pacientes portadores do vírus foram isolados no centro e faziam tratamento antes de serem enviados a um hospital. O secretário afirmou que nove morreram, mas não disse quando.
Um morador da região que não quis se identificar contou não acreditar na epidemia. “Dissemos que não instalassem o centro aqui, mas as autoridades não deram ouvidos. Que saiam para construí-lo em outro lugar. Não acreditamos nesse assunto de EBOLA”.
Desde o início do ano, a epidemia de EBOLA, a pior desde o início da febre hemorrágica em 1976, deixou 1.145 pessoas mortas, de acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde. O maior número de mortes está concentrado na LIBÉRIA, com 413.

Dez turistas somem após naufrágio na INDONÉSIA. Pelo menos dez turistas estrangeiros, de nacionalidades desconhecidas, e cinco indonésios estão desaparecidos após um naufrágio na noite de sábado (ontem). Fontes da agência de busca e resgate indicaram que a embarcação estava transportando 25 pessoas e que dez foram salvas, todas turistas, de acordo com o canal de televisão “CHANNEL NEWS ASIA”. Os sobreviventes são da ALEMANHA, ESPANHA, FRANÇA, HOLANDA, NOVA ZELÂNDIA e do REINO UNIDO.

O PAPA FRANCISCO pediu hoje aos jovens que ajudem a construir uma igreja mais humilde e missionária. O pedido foi feito durante a missa que marcou o fim do encontro de jovens católicos na ÁSIA, realizada na FORTALEZA DE HAEMI, em SEUL, capital da CORÉIA DO SUL, para seis mil pessoas. O PAPA também expressou o seu desejo de edificar “Uma Igreja que ame e adore DEUS” e esteja vocacionada para “servir os pobres, os solitários, os doentes e os marginalizados”. A visita do PAPA termina amanhã.

Fora do BRASIL desde o começo do mês para gravar seu primeiro longa internacional, em LOS ANGELES, nos EUA, BRUNA MARQUEZINE falou, pela primeira vez, sobre o término de seu namoro com NEYMAR – o relacionamento dos dois teria chegado ao fim durante recente viagem do casal para IBIZA. Durante uma folga nas gravações de “BREAKING THROUGHT”, BRUNA declarou em entrevista para o “FANTÁSTICO”, que não está mais com NEYMAR, mas que ainda tem afeição pelo ex-namorado.
“Tenho um carinho muito grande por ele. Carinho, admiração, respeito...Vai ser eterno”, disse BRUNA, que estava namorando com o jogador desde o Carnaval do ano passado.
Se a atriz não está com tanta sorte no amor, não dá para dizer o mesmo sobre sua vida profissional, que vai muito bem. Depois do sucesso como HELENA (primeira fase) e LUIZ em “EM FAMÍLIA”, BRUNA vive a expectativa de rodar um filme. A atriz se mostrou animada com essa nova fase da carreira e com a possibilidade de repetir o sucesso nacional em HOLLYWOOD. Ela merece!

2 015     :      -     SEGUNDA-FEIRA
JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO de 17 DE AGOSTO:
DAS DIRETAS JÁ AOS GRITOS DE FORA, DILMA.
Ontem, 350 mil pessoas se reuniram na AVENIDA PAULISTA para ecoar a vontade da saída da presidente da República. Terceira grande manifestação do tipo em SÃO PAULO fez crianças e idosos tomarem as ruas.
A manifestação contra a presidente DILMA ROUSSEFF e contra o PT (Partido dos Trabalhadores), que reuniu 350 mil pessoas na Avenida Paulista, de acordo com a Polícia Militar, trouxe um público bastante diverso, desde idosos que já passaram pelas Diretas Já, no início dos anos 1980, até pais com crianças que gritavam pela saída da petista, que assumiu o poder antes mesmo de elas nascerem.
Com um discurso político inflamado exigindo o impeachment de DILMA, além da saída do presidente do senado RENAN CALHEIROS, os manifestantes começaram a se reunir na Paulista por volta das 10 horas, mas a lotação máxima ocorreu por volta das 16 horas.
"Participei das Diretas Já, do movimento dos Caras Pintadas (em 1992, que levou à queda do ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO) e estive nas três manifestações contra a DILMA na PAULISTA. Não vejo outra solução a não ser a renúncia ou o impeachment", disse o arquiteto GIL CARVALHO, de 60 anos, que carregava um cartaz com uma montagem de DILMA e LULA atrás das grades. Ele foi parado por diversas pessoas que queriam tirar fotos com a imagem.
"A principal diferença dos outros dois momentos políticos para o atual é que o engajamento está maior. Temos um escândalo de proporções continentais", opinou o arquiteto.
Para a contadora CARMEN GONZALEZ, de 60 anos, que também participou das DIRETAS JÁ e dos CARAS PINTADAS, outra diferença dos movimentos políticos do passado para as manifestações anti-DILMA em 2015 é o número de pessoas mais velhas presentes no ato. "É uma convergência da sociedade e estamos mais politizados. Na época das DIRETAS JÁ, estava na faculdade e íamos mais no impulso. Hoje vejo que há várias pessoas mais velhas com conhecimento de causa por aqui. Só não há tanta gente mais nova, pois os pais ficaram com medo de conflitos".
AVÓ, PAI E FILHOS - O engenheiro FELIPE CAMPOS de 35 anos, veio acompanhado do pai, JOÃO ANTÔNIO, 60, da mulher, DANIELA PALANDI, 39, e de seus filhos, BEATRIZ, 5, e FERNANDO, de apenas 3 anos. "A gente quer mostrar aos nossos filhos o quanto estamos indignados com a situação do país. Chegou a hora de nos expormos na rua, e nossas crianças vão saber o que fazer caso estejam insatisfeitas com o governo quando forem adultas", afirmou FELIPE.
Já o professor da rede estadual de ensino, ANDRÉ RAFAEL VERÍSSIMO, 30, aproveitou para protestar contra o "shopping" que a Câmara dos Deputados vai construir, anexo à Casa. "Para resolver isso só uma reforma política profunda no país".
Como contraponto, 600 manifestantes da CUT e metalúrgicos do ABC fizeram um ato de apoio a LULA e a DILMA em frente ao instituto do ex-presidente, no IPIRANGA, zona sul.  (reportagem de FILIPE SANSONE e EDUARDO ATHAYDE para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).
Para os organizadores da terceira manifestação que pede o impeachment ou a renúncia da presidente DILMA ROUSSEFF, o ato realizado ontem na AVENIDA PAULISTA deixou a petista ainda mais fragilizada e a um passo de ser destituída do comando do BRASIL.
"Nossos congressistas não fecharão os olhos para o clamor popular. A contagem regressiva para a derrubada da DILMA foi acelerada a partir de hoje (ontem). Nossos parlamentares vão aprovar o impeachment porque ouvirão a voz das ruas", disse um dos integrantes do movimento BRASIL MELHOR, o advogado MAURO SCHEER, de 35 anos.
"É a maior manifestação popular que o BRASIL já viu. Estamos fazendo história. Os petistas vão deixar o Palácio do Planalto (sede do governo federal) dentro de um camburão e vão direto para a PAPUDA (presídio em BRASÍLIA). Fora, PT. Fora, DILMA", bradou a gerente de projeto CARLA ZAMBELLI, 35, do movimento "NAS RUAS".
"Aqui todo mundo veio de graça. Não é como nos atos em favor da DILMA que os manifestantes comparecem em troca de pão com mortadela. Logo estaremos livres dessa corja de "petistas", disparou o fundador do REVOLTADOS ON LINE, o empresário MARCELLO REIS.
Na avaliação do coordenador nacional do MBL (MOVIMENTO BRASIL LIVRE), KIM KATAGUIRI, 19, além de derrubar DILMA, é preciso que o BRASIL passe por ampla reforma política". "Estamos aqui para que o BRASIL deixe de ser o país da corrupção".
Os manifestantes também pediram a prisão do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Um abaixo-assinado elencando dez medidas de combate à corrupção circulou entre os protestantes.
Outra reivindicação dos manifestantes é uma reforma política "ampla e irrestrita em todos os níveis do governo".
O governo viu o movimento de ontem "dentro da normalidade democrática", afirmou o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, EDINHO SILVA.        
O Instituto Datafolha realizou pela primeira vez pesquisa sobre desejo de saída da presidente Dilma Rousseff do cargo. O levantamento foi feito entre manifestantes na Avenida Paulista, que reuniu 135 mil pessoas segundo o próprio instituto (350 mil segundo a PM), e traçou também um perfil dos que protestavam contra o governo. O levantamento foi divulgado pela Folha de S. Paulo.
Dos entrevistados, 85% creem que Dilma deve renunciar, 82% entendem que a presidente deveria ser afastada por impeachment. Por outro lado, 15% acham que que Dilma não deveria ser "impeachada" e 2% não souberam responder.
Quase metade dos paulistanos e protestantes da Paulista (49%) acreditam que Dilma de fato sairá da Presidência. 44% acham que isso não acontecerá e 7% não sabem.
A maioria dos que foram à Paulista, 69%, sabiam que, se Dilma fosse afastada, o vice-presidente Michel Temer assumiria o cargo máximo do País. Responderam que haverá novas eleições 6%. Há também 4% que acreditam que Aécio Neves (PSDB) seria o sucessor natural e 1% dos entrevistados falavam em o exército assumir.
Como poderia se esperar em uma pesquisa entre participantes de ato contra o governo, a popularidade de Dilma é ainda pior do que o levantamento geral. Dos manifestantes, 95% veem o governo Dilma como ruim ou péssimo, 4% o classificam como regular e 1%, bom ou ótimo. Entre a população geral, Dilma era rejeitada por 71% em 6 de agosto.
Perfil
Na Paulista, 61% eram homens e 39%, mulheres. A faixa etária da maioria (40%) era de 51 anos ou mais. Tinham de 36 a 50 anos 30% das pessoas; 19% tinham de 36 a 35 anos; 6% eram de 21 a 25%; e 5%, de 12 a 20 anos.
Dos entrevistados, 76% declararam ter ensino superior e 20%, médio. Tinham apenas ensino fundamental, 4%.
Metade dos entrevistados (50,26%) estavam na faixa de renda familiar mensal de R$ 3.940 a R$ 15.760.
Foram realizadas 1.335 entrevistas pelo Instituto Datafolha entre 12h e 18h deste domingo (16) na Avenida Paulista, em São Paulo. A margem de erro é de 3%.

ARISTIDES telefona-me nesta manhã para dizer que o evento de CUNHA tomou proporções gigantescas. Ele quer homenagear os professores e professoras que irão estar presentes no dia 22. Acontece que MARINEI CHALUB não tem tempo para fazer os certificados propostos pelo ARISTIDES:
Em próximo email relação a seguir dos Professores da Rede Pública Municipal que serão entregues os certificados de honra ao Mérito, o Secretário Municipal só disponibilizou no dia de hoje. A Sra Oritia Associada da Sociedade Veteranos de 32 MMDC ira atuar na questão auxílio no preenchimento dos certificados para isto necessitamos da matriz para conseguir concluí-los até no máximo sexta feira Iremos necessitar de mais voluntários pois esta informação deveria ter sido enviada na semana passada!!
Para informação os professores foram convocados a participar e a estimativa de alunos municipais presentes deverá ser de aproximadamente 35O mais os pais e demais parentes pode se multiplicar por  "2" em uma estimativa conservadora. Foi ao ar esta semana em TV local em dois horários, com apoio do Capitão PM Sergio Marques em entrevista na qual convida aos telepectadores a estarem presentes neste dia 22/08 as 11:00hs em Cunha - SP 
Antonio Carlos Aristides
Associado Sociedade Veteranos de 32 - MMDC

Nesta tarde, temos mais uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, sob a coordenadoria da Professora EDIMARA DE LIMA. Entre os presentes, posso citar: LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, HELIODORO, MAJOR PM PÍCOLI, LUIGI, FRANCISCO GIANNOCCARO, BEATRIZ, FRANCES DE AZEVEDO, VALDIR ABDALLAH, VILMA GAGLIARDI.
Há um clima de contentamento pelo movimento de ontem no BRASIL todo, onde se vê claramente que o governo atual está falido. Quase todos falam a respeito, mas não sabemos o que irá acontecer daqui para frente. Fazem até referência ao WILLIAM MASCARENHAS que, num jeep, fardado de combatente de 32, empunhava uma bandeira brasileira. Isso repercutiu positivamente nesta reunião.
Aguarda-se a posição da maçonaria sobre a situação gravíssima do país. No próximo dia 22, no Parque da Independência, haverá uma palestra sobre o momentoso assunto.
EDIMARA tece comentários sobre a definição de CAPITAL CÍVICO, feita por LARA REZENDE. Ela acha que essa é a posição do nosso Conselho. Há necessidade de fortalecer nossos ideais. Os superintendentes das distritais da Associação Comercial deveriam estar presentes nas nossas reuniões, ou pelo menos mandar representantes.
MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM está apreensiva a respeito de uma possível liberação do uso de drogas, assunto que está para entrar na pauta do STF na próxima quarta-feira.
HELIODORO demonstra muita ansiedade sobre o Prêmio Nobel da PAZ. GAETANO BRANCATTI LUIGI está entre os 140 indicados para receber a láurea e o HELIODORO é um ferrenho defensor do título para o LUIGI, idealizador do MARCO DA PAZ.
Falo sobre os eventos da Sociedade Veteranos de 32, citando, como mais importante para os dias vindouros o que irá acontecer no município de CUNHA no próximo sábado.      
Passam das 17 horas quando é encerrada a reunião. Converso com vários participantes desta tarde, principalmente com o FRANCISCO GIANNOCCARO. Depois, com o HELIODORO e o MAJOR PICOLI, vamos tomar o trem do metrô na Estação SÃO BENTO. Eles vão para SANTANA e eu desço na ARMÊNIA.




MARINEI CHALUB manda-me, pelo Whats App a notícia publicada na revista "VEJA" sobre a queda do Comandante do Corpo de Bombeiros.
Para encerrar uma crise que ameaçava a Polícia Militar de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afastou o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, do cargo.
Aurélio era apontado na corporação como o principal articulador na Assembleia Legislativa de uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) para separar os Bombeiros da PM, o que já ocorre na maioria dos Estados. A PEC foi apresentada no dia 5 pelo deputado estadual coronel Paulo Telhada (PSDB).
Aurélio teve a remoção publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (15). Suas supostas manobras na Assembleia haviam colocado contra ele o comandante da Polícia Militar, Ricardo Gambaroni, e o principal assessor do secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, para a PM, o coronel da reserva Roberto Alegretti.
Marco Aurélio Alves Pinto


O jornal britânico Financial Times publicou nesta segunda-feira (17) um editorial falando sobre a crise brasileira e a presidente Dilma Rousseff.
Segundo a publicação, apesar dos pedidos de impeachment, a presidente deve permanecer no cargo, já que o Congresso está envolvido em escândalos de corrupção. A publicação diz ainda que caso "Dilma seja removida, provavelmente haveria outro político medíocre para substituí-la".
No campo econômico, o Financial Times afirmou que a perda de grau de investimento do Brasil ainda é uma possibilidade real e que não existem maneiras óbvias de "quebrar o impasse".
A edição, que deu grande destaque ao Brasil, traz na primeira página uma foto com as manifestações contra o Governo de Dilma Rousseff, realizadas neste domingo (16) e que leva o título "Protestos no Brasil colocam mais pressão sobre Dilma".
O editorial lembra ainda a Operação Lava Jato e destaca os "procuradores independentes com admirável rigor", que "tem revelado quão venais são os políticos brasileiros, especialmente do Partido dos Trabalhadores".
Apesar de disparar que a presidente Dilma fazia parte do conselho quando a corrupção na Petrobras teve lugar e dizer que poderia ser considerada culpada de "grande incompetência", o Financial Times lembrou que as investigações sobre a estatal não relacionam nenhuma acusação contra Dilma.

A Secretaria de Segurança Pública oferece recompensa de cinquenta mil reais a quem fornecer informações que levem a polícia a chegar aos responsáveis pela morte de 18 pessoas em OSASCO e BARUERI, na GRANDE SÃO PAULO, na noite de quinta-feira. O anúncio foi feito hoje pelo governador GERALDO ALCKMIN.
Este é o maior valor oferecido no programa de recompensa, criado em julho de 2014, que até hoje não fez nenhum pagamento, por não ter recebido nenhuma denúncia que resultasse em prisão.
Desde sexta-feira, o governo do estado montou uma força-tarefa com 70 policiais para investigar o massacre.
As principais linhas de investigação, segundo o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, são as participações de policiais militares para vingar a morte de um cabo da PM, no dia 7, em um posto de gasolina, em OSASCO, e o envolvimento de guardas-civis em represália ao assassinato de um GCM, na quarta-feira passada, em BARUERI.
O guarda JEFFERSON RODRIGUES, de 40 anos, morreu após reagir a uma tentativa de roubo no mercado onde fazia bicos. Ele morava e trabalhava no bairro dos ataques na cidade.
Segundo a polícia, o bar em OSASCO, onde oito pessoas foram mortas, era frequentado por um dos dois suspeitos presos pela morte do GCM e os assassinos teriam ido ao local atrás do terceiro suspeito.
Conforme o secretário,  a polícia tem alguns nomes de suspeitos e que foram indicados para prestar depoimento. MORAES não informou se são policiais ou guardas-civis.
A polícia também sabe que ao menos dez pessoas, em três grupos, participaram dos crimes. Um deles teria agido em três locais, onde morreram onze pessoas, em OSASCO.
A desconfiança aumentou depois que a perícia encontrou os mesmos tipos de projéteis nestes lugares.
Hoje, ocorreram várias reuniões entre a Polícia Civil, o secretário e também o Ministério Público. MORAES ainda se reuniu com a Corregedoria da PM e com o Comandante Geral da Polícia Militar, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, para falar sobre a investigação contra agentes públicos.
A polícia também ouviu depoimentos de parentes de vítimas e vizinhos dos locais onde aconteceram as mortes.
O ouvidor das polícias, JÚLIO CÉSAR FERNANDES NEVES, disse que as imagens mostrando a abordagem dos criminosos dentro de um bar, seguiram procedimento da PM.
"Está muito claro que são policiais. Só não vê quem não quer. Só a polícia não vê", disse, em entrevista ao jornal "O GLOBO" e à TV GLOBO.
Na sexta-feira, dia seguinte ao massacre, um representante da ouvidoria convidou parentes para montar um grupo e acompanhar as investigações. (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SAO PAULO).

Um bebê de 4 meses morreu, hoje, após o carro onde estava bater em um poste na MARGINAL TIETÊ, na altura da PONTE DO PIQUERI, no acesso à Avenida ERMANO MARCHETTI, sentido zona leste. A criança estava no colo da mãe, no banco traseiro do veículo, e não na cadeirinha, que foi arremessada para fora do carro.
Uma latinha de cerveja foi encontrada no interior do GOL, mas a polícia não sabia informar se o pai da criança, que dirigia o carro, havia ingerido bebida alcoólica. Ele e a mulher ficaram feridos.  A criança, que se chamava DAVI LUCCA, foi levada ao Pronto Socorro do Hospital SOROCABANA, na LAPA, onde morreu às 2:12 horas.
A mãe e o pai seguiram para o Hospital das Clínicas, onde foram internados. No meio da tarde de hoje, o hospital informou que a mulher estava estável e o motorista, em estado grave. Ele recebia atendimento no setor de emergência.
O acidente ocorreu às vésperas de a redução de velocidade nas marginais TIETÈ e PINHEIROS completar o primeiro mês, na próxima quinta-feira. A Prefeitura afirmou ter reduzido a velocidade nas marginais exatamente para diminuir o número de acidentes com mortes nas vias.

O diretório do PT na capital informou hoje que a sede do partido, no centro, foi invadida durante a madrugada. O boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado no 1º DP (SÉ). De acordo com o partido, armários e gavetas foram revirados, mas não foram constatados furtos. O PT afirmou ainda que esse foi o terceiro ataque no ano contra as suas sedes no estado. O primeiro ocorreu em março, em JUNDIAÍ, curiosamente na véspera de uma manifestação contra a presidente DILMA. No último domingo houve a terceira manifestação de 2015. O Instituto LULA, também na capital, foi atingido no dia 30 de julho com uma bomba, que teria sido arremessada do interior de um veículo.

O juiz SÉRGIO MORO, da 13ª Vara Federal de CURITIBA, condenou hoje NESTOR CERVERÓ, ex-diretor da área internacional da PETROBRÁS, a 12 anos, três meses e dez dias de reclusão. Ele foi responsabilizado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na compra, pela estatal, de dois navios-sondas da SAMSUNG, que envolveu pagamento de propina e depósitos em contas no exterior de 45 milhões de dólares. Também foram condenados FERNANDO SOARES, o FERNANDO BAIANO, cujas penas somadas superam 16 anos de reclusão, e JÚLIO CAMARGO, a 14 anos de prisão. CAMARGO ficará em liberdade por ele ter delatado o esquema.  CAMARGO acusou o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, de ter ganho 5 milhões de dólares de propina no caso da compra dos navios. O juiz substituiu o regime inicial fechado pelo "regime aberto diferenciado", a ser cumprido por cinco anos. CAMARGO terá de prestar 30 horas mensais de serviços comunitários, comunicar suas atividades a cada dois meses à Justiça e eventuais viagens internacionais. BAIANO e CERVERÓ deverão permanecer presos. MORO acredita que o fato de BAIANO ter contas na SUIÇA e em HONG KONG, ainda sob investigação, pode facilitar a fuga dele do país. O juiz também determinou o ressarcimento à PETROBRÁS de 54.517 milhões de reais, valor atualizado do prejuízo causado à estatal. A quantia deverá ser paga por CERVERÓ e BAIANO. CERVERÓ teve um apartamento confiscado no RIO DE JANEIRO e BAIANO, 8.561 milhões de reais - saldos bancários de duas empresas controladas por ele, a TECHNIS e a HAWK EYES. O doleiro ALBERTO YOUSSEF, que respondia pelo crime de lavagem de dinheiro, foi absolvido por falta de provas. O juiz afirmou que apesar da delação, o deputado CUNHA não foi incluído na ação penal e caberá ao Supremo Tribunal Federal decidir se o parlamentar que tem foro privilegiado, também recebeu parte das propinas dos contratos de fornecimento de navios sondas.

O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO endureceu, hoje, o tom da crítica contra o governo DILMA ROUSSEFF e o PT, via redes sociais. "Se a presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso", escreveu. FHC mencionou o boneco de LULA vestido de presidiário, exibido nas manifestações de domingo. Para ele, mesmo que DILMA "possa se salvaguardar", seu governo "sofre contaminação dos malfeitos do seu patrono LULA"  e "vai perdendo condições de governar".