sexta-feira, 30 de outubro de 2015

28 DE OUTUBRO DE 2015 - QUARTA-FEIRA

DIA    VINTE     E    OITO    DE     OUTUBRO    DE    2015   -     QUARTA-FEIRA.
78 anos, 10 meses e 1 dia de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
112º DIA DO ANO 66º
57 anos e 144 dias na PMESP.
56 anos e 256 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 313 dias – 490 368 horas.
52 anos e 49 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 228 dias no Posto de Coronel – 331 meses e 16 dias.
4 anos e 113 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 149 dias CORONEL - 23 anos e 319 dias na reserva.
10 698-257 508                          10 149-244 024                             10 416-251 368.

DIA DE SÃO JUDAS TADEU
DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

DIA DE SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU. Os dois apóstolos são comemorados juntos nesta data. SÃO SIMÃO, chamado ZELOTA, era aparentado com JESUS e foi crucificado pelos judeus. SÃO JUDAS TADEU nasceu em CANÁ, na GALILEIA, PALESTINA, e era filho de ALFEU e MARIA DE CLEOFAS. ALFEU, seu pai, era irmão de JOSÉ (pai de CRISTO) e MARIA DE CLEÓFAS era prima de MARIA (mãe de CRISTO) e, portanto, SÃO JUDAS TADEU era primo irmão de JESUS CRISTO, tanto pela parte paterna quanto feminina. JUDAS, na última ceia, teria perguntado a JESUS por que ele não se revelaria ao mundo, mas só aos doze.


DIA DE SÃO GERMANO DE PARIS. Sua mãe não desejava seu nascimento e quis abortá-lo, sem o conseguir. Ainda criança, uma tia tentou envenená-lo, mas DEUS mais uma vez o preservou. Educado por um parente que era ermitão, SÃO GERMANO foi bispo de PARIS e teve grande influência na Corte.

379 a. fundação da UNIVERSIDADE DE HARVARD, em 28 de outubro de 1636.
269 a. um terremoto destrói quase que completamente a cidade de LIMA, no PERU, em 28 de outubro de 1746.
182 a. nasce JOSÉ LUIZ DE ALMEIDA COUTO em PIRAJÁ (BA) em 28 de outubro de 1833. Falece em SALVADOR (BA) em 9 de outubro de 1895. Médico, cientista e professor. Formado em Medicina pela Faculdade da BAHIA, na turma de 1865. Doutor em Medicina. Lente catedrático da Faculdade da BAHIA. Intendente Municipal de SALVADOR. Deputado Provincial na BAHIA em várias legislaturas. Presidente da Província de SÃO  PAULO  (1884/85). Presidente da Província da BAHIA (1885 e 1889, quando do advento da República). Deputado Geral pela BAHIA (1878/81). Senador Estadual na BAHIA, no ano de 1890. Fundou o centro abolicionista DOIS DE JULHO. Presidiu a sociedade patriótica SETE DE SETEMBRO. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de CONSELHEIRO DE ESTADO. Em seu governo em SÃO PAULO, foi quem lançou a pedra fundamental do MONUMENTO DO IPIRANGA, em 1885.
179 a. GENERAL ANDRÉS SANTA CRUZ proclama a Confederação da BOLÍVIA e do PERU, em 28 de outubro de 1836.
170 a. DOMINGO SARMIENTO inicia uma viagem de dois anos pela EUROPA e AMÉRICA para estudar distintas organizações escolares, em 28 de outubro de 1845.
137 a. da inauguração do prédio e das instalações da primeira usina de açúcar de SÃO PAULO, em 28 de outubro de 1878, às margens do rio TIETÊ, no município de PORTO FELIZ, região de SOROCABA. O ENGENHO CENTRAL DE PORTO FELIZ, como era chamado, completou cem anos em plena produção. Em 1978, a usina moía 4.500 toneladas de cana-de-açúcar por dia e tinha capacidade de tancagem de dez milhões de litros de álcool anidro. Os equipamentos – moendas, caldeiras e destilarias – foram desativados na década de 80, mas alguns galpões ainda são usados como depósito de açúcar ensacado. A região de PORTO FELIZ era, no fim do século XIX, a maior produtora de açúcar da Província de SÃO PAULO, mas as técnicas eram as mesmas de um século atrás. Em 1875, o Parlamento brasileiro designou uma comissão para levantar a situação da agricultura, especialmente da cana-de-açúcar. Essa comissão propôs a criação de fábricas centrais para profissionalizar a produção. Na época, a EUROPA fabricava e exportava equipamentos. Agricultores de PORTO FELIZ decidiram se cotizar para levantar os recursos e instalar o engenho. “A usina de PORTO FELIZ foi trazida quase toda da FRANÇA e vieram engenheiros franceses para a montagem”, conta o historiador JONAS SOARES DE SOUZA. Um decreto de 1877 permitiu a navegação no rio TIETÊ para que a cana-de-açúcar, produzida nas propriedades ribeirinhas, fosse levada de vapor até a fábrica. O jornal A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, hoje O ESTADO, noticiou a inauguração na edição de 3 de novembro de 1878.   
129 a. da inauguração da ESTÁTUA DA LIBERDADE, em plena III REPÚBLICA DA FRANÇA, depois da queda de NAPOLEÃO III, no dia 28 de outubro de 1886. A história oficial da estátua revela que sua gestão tem mesmo um apelo romântico revolucionário. A idéia partiu dos franceses. Quase 100 anos depois da independência americana – à qual a FRANÇA deu uma tremenda ajuda – um grupo de conspiradores jantava em PARIS. Os comensais eram membros da oposição liberal ao reinado de NAPOLEÃO III. O anfitrião era o jurista EDOUARD RENÉE LÉFÈBVRE DE LABOULAYE, que tecia loas à democracia e à liberdade americanas. Dali, sob os eflúvios do bom vinho nacional, surgiu o plano de presentear os EUA com um monumento que simbolizasse a liberdade. O que se queria era criar um fato político contra a tirania que NAPOLEÃO III exercia.  Quem testa o episódio é o escultor FRÉDÉRIC-AUGUSTE BARTHOLDI, participante daquela noitada e o futuro autor da obra grandiosamente intitulada “A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO”, que nós conhecemos como a ESTÁTUA DA LIBERDADE.  A inauguração de MISS LIBERTY se deu em 28 de outubro de 1886, no governo americano do presidente GROVER CLEVELAND. Mas as injunções começaram logo depois da GUERRA CIVIL dos EUA, durante a Presidência de ULYSSES S. GRANT, entre 1869 e 1877. Foi o próprio BARTHOLDI quem escolheu a ilhota no estuário do rio HUDSON para ser o ponto de ancoragem de sua obra e também quem entabulou negociações com os ianques para que o presente fosse aceito. Os homenageados deveriam pagar pelas fundações e base da estátua. A empreitada, anos depois, acabou saindo por cem mil dólares. Já os franceses custeariam a escultura – que empregou 20 homens trabalhando dez horas por dia, sem folgas na semana, e ao custo da fortuna, na época, de 250 mil francos.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 28 de outubro de 1898: com a posse do novo presidente devem solicitar sua exoneração todas as autoridades policiais em exercício na capital. Dizem-nos que é provável que uma ou outra fique com o novo chefe.
A Secretaria da Agricultura recomendou ao doutor JOSÉ LUIZ COELHO, inspetor de estradas de ferro, que exija da Companhia de Bondes de SANTO AMARO, os melhoramentos a introduzir na linha o que foram propostos pela mesma inspetoria.
Seguiu no trem das 10 horas da manhã, para CAMPINAS, a nossa distinta patrícia CLOTILDE MARAGLIANO (TILDE), que amanhã, no TEATRO SÃO CARLOS daquela cidade, toma parte no concerto organizado em sua homenagem.
Escrevem-nos: “Antigamente os cocheiros da praça mandavam lavar os seus carros e tilburis na várzea do GASÔMETRO, à beira do TAMANDUATEÍ. Hoje, apesar da grande extensão da várzea, os senhores cocheiros já não se contentam com ela, e mandam lavar os carros em cima do aterro e da calçada, ficando esse trânsito público interrompido. Creio eu que a calçada no aterro não foi feita para lavagens de carro, e sim do trânsito público, que é grande por ali”.
O Congresso paulista, logo depois de instalado, começará a apuração das autênticas da eleição presidencial do Estado. O trabalho será feito seguidamente de modo que a 8 do mês de novembro o CORONEL FERNANDO PRESTES DE ALBUQUERQUE seja empossado no governo do Estado.
Vimos uma carta do RIO GRANDE DO SUL em que se descreve o incidente da moção HASSLOCHER na assembléia dos representantes. Numa das sessões foi apresentada a moção contra o projeto de divórcio defendido pelo senhor ERICO COELHO, no Congresso.
O CAPITÃO BARATIÈRE, chegado da ÁFRICA, disse em PARIS que a FRANÇA pode contar com cinco mil abissínios comandados pelo CAPITÃO FERRE e que estão acampados com as tropas francesas.
106 a. nasce o ex–combatente da Revolução de 1932 PEDRO CASTELLINI, na ALEMANHA, em 28 de outubro de 1909. Pertenceu ao 4º REGIMENTO DE INFANTARIA, 11ª COMPANHIA. Falece em 25 de setembro de  2002.
106 a. nasce FRANCIS BACON, pintor britânico, em 28 de outubro de 1909.
105 a. jornais de 28 de outubro de 1910 publicaram que a profilaxia do cólera só pode se basear no conhecimento de seu modo de propagação. Ela deve lutar contra a chegada de indivíduos provenientes de países infectados e contra a extensão do flagelo em uma cidade. 
104 a. o “match” do Campeonato de 1911 de amanhã, dia 29, o último da atual estação de futebol, reveste-se de extraordinária importância, pois o seu resultado influirá na classificação final dos clubes. Como se sabe a taça está oscilando entre o ATHLETIC e o AMERICANO. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 28 de outubro de 1911).
104 a. nasce NELSON CAVAQUINHO em 28 de outubro de 1911. Até o fim de sua vida, no dia 18 de fevereiro de 1986, ele se lembrava com carinho de SÉRGIO PORTO. Foi o jornalista que, nos momentos de dificuldades financeiras do sambista, quando teve até de vender a autoria de alguns de seus temas, quem ajudou o compositor mangueirense a comprar, por exemplo, os móveis de sua casa. Figura de extrema simplicidade, mesmo nos tempos mais prósperos, estourando com suas composições – principalmente nas vozes de grandes intérpretes como ELIS REGINA, BETH CARVALHO e CLARA NUNES – NELSON saía das noites de sucesso no TEATRO OPINIÃO, no RIO, com os bolsos forrados do cachê. Virava as madrugadas nos botequins e não negava um prato de comida ou uma birita a quem quer que fosse, voltando para casa sem um tostão. Daí a alcunha de SÃO FRANCISCO DO SAMBA. Entre tantos apelidos recebidos por NELSON, talvez o mais coerente tenha sido o dado por CARLINHOS VERGUEIRO, que batizou o amigo de GARRINCHA DO SAMBA. O compositor, violonista e cantor é o responsável por uma da série de homenagens que são prestadas aos 100 anos de NELSON, com o disco CARLINHOS VERGUEIRO INTERPRETA NELSON CAVAQUINHO, que é lançado em 2011. “Ele e o GARRINCHA eram dois gênios bem loucos, puros. Depois, eu ainda fui descobrir que os dois nasceram no mesmo dia (em anos diferentes: NELSON é de 1911; GARRINCHA, de 1933). Acho que é uma comparação cirúrgica”, conta CARLINHOS. Poucas pessoas entendem tanto do assunto quanto ele, que desfrutou do convívio estreito com NELSON. Em 1984, produziu o álbum FLORES EM VIDA, reunindo diversos intérpretes para cantarem os temas do compositor da MANGUEIRA, pelo selo ELDORADO. No ano seguinte, participou do documentário NELSON DE COPO E ALMA, dirigido pelo cineasta RUY SOLBERG. No disco novo, CARLINHOS reuniu gente que teve ligação com NELSON, convidando, por exemplo, o amigo CHICO BUARQUE para cantar NOME SAGRADO. CRISTINA BUARQUE, que também havia produzido o LP de 1984, interpreta BEIJA-FLOR. Além de WILSON DAS NEVES, com FOLHAS SECAS, e MARCELINHO MOREIRA, com shows em CURITIBA e em SÃO PAULO (dia 22 de outubro de 2011, no TOM JAZZ). Os tributos ao centenário de NELSON, em 2011, não se resumem ao trabalho de CARLINHOS VERGUEIRO. No dia 25 de outubro de 2011, no auditório do Instituto MOREIRA SALLES, no RIO, houve uma mesa-redonda com a presença do jornalista e escritor SÉRGIO CABRAL, de JOSÉ NOVAES, autor do livro NELSON CAVAQUINHO: LUTO E MELANCOLIA NA MPB, e do jornalista JOÃO PIMENTEL, com mediação da presidente do Museu da Imagem e do Som, do RIO, ROSA ARAÚJO. O mesmo IMS recebe em 27 de outubro de 2011, às 20horas, show com MOACYR LUZ e GABRIEL CAVALCANTE em homenagem ao sambista. Em SÃO PAULO, os tributos ao compositor ficaram marcados para novembro de 2011. Do dia 3 ao dia 6 de novembro, o Centro Cultural de SÃO PAULO apresenta o espetáculo UMA FLOR PARA NELSON, com a apresentação de nomes como BENITO DE PAULA e MARCOS SACRAMENTO (dia 3), ANGELA RO RO e CIDA MOREIRA (dia 4), ZEZÉ MOTTA e FILIPE CATTO (dia 5) e TERESA CRISTINA, GRAÇA BRAGA e VERÔNICA FERRIANI (dia 6). Ainda em novembro, de 25 a 27, o SESC POMPEIA recebe o show FELIZ DAQUELE QUE SABE SOFRER, lembrando o centenário de NELSON e outro gigante do samba, ASSIS VALENTE. No palco, interpretações de NÁ OZZETTI, ARRIGO BARBABÉ e RENATO BRAZ. No dia 27 de outubro de 2011, também no RIO, no Museu da República, em cerimônia que contou com a presença de NELSON LUIZ DA SILVA, único filho vivo do sambista, DONA NENA, viúva de GUILHERME DE BRITO, parceiro mais constante de NELSON, BETH CARVALHO, PAULO CÉSAR PINHEIRO, PAULÃO SETE CORDAS, NEI LOPES, NELSON SARGENTO, HAROLDO COSTA e MILTON GONÇALVES. “Meu pai fez aquele samba lindo, que dizia “depois que o tempo passar, sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora”. Ele está sendo lembrado, é bonito de ver. Em novembro, até já me mandaram passagem para outra homenagem em PERNAMBUCO, ate a DILMA deve ir”, conta NELSON LUIZ DA SILVA. A solenidade no MUSEU DA REPÚBLICA também teve dois outros lançamentos importantes à obra do sambista, ambos capitaneados por AFONSO MACHADO. O compositor, arranjador, bandolinista e pesquisador lançou o livro NELSON CAVAQUINHO – VIOLÃO CARIOCA e um disco gravado por seu conjunto, o GALO PRETO. A idéia de escrever o livro surgiu em 2000, quando AFONSO começou a fazer uma pesquisa para registrar a obra de NELSON em partituras. Para isso, entrevistou amigos e parceiros do sambista, garimpando histórias – muitas delas pitorescas, marcantes na vida de NELSON. Sobre o disco, o repertório incluiu alguns temas mais obscuros e que se encaixam bem para arranjos instrumentais do brilhante GALO PRETO. Em 2011, NELSON já havia sido homenageado em diversos momentos. No carnaval, a MANGUEIRA prestou seu tributo. Outras lembranças também foram feitas, como os discos da EMI e da LUA MUSIC, além do show feito por ADRIANA MOREIRA, KARINA NINNI, ILANA VOLCOV e KARINE TELLES, com EDUARDO GUDIN, que conviveu com NELSON e, ao lado dele e ROBERTO RIBERTI, compôs EUFORIA. “O NELSON era um cara simples. A gente não imaginava que dali pudessem sair músicas com tanta categoria, que podiam ser feitas por TOM JOBIM. Era muito original nas letras e nas melodias, muito sofisticadas. Ele vem de uma linhagem de gente que usa o choro no samba, como ELTON MEDEIROS, CARTOLA, ZÉ KETTI e PAULINHO DA VIOLA”, disse GUDIN.        
103 a. nasce o veterano GERALDO FARIA MARCONDES, presidente de honra da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no dia 28 de outubro de 1912. Assumiu a presidência da DIRETORIA EXECUTIVA em 9 de julho de 2002, para o triênio 2002/2005. Foi presidente de honra da Sociedade, como reza o Estatuto de 11 de julho de 1997. Ocupou por várias vezes o cargo de Presidente da Diretoria Executiva e também do CONSELHO SUPREMO. Também ocupou o cargo de 2º vice-presidente do CONSELHO SUPREMO até a data de 17 de dezembro de 2004, quando, em Assembléia Geral, deixou de existir essa figura no novo Estatuto, aprovado nessa oportunidade. Os conselheiros remanescentes passaram a constituir o CONSELHO DELIBERATIVO da Sociedade. O Sr GERALDO FARIA MARCONDES ocupou o cargo de Presidente da Diretoria Executiva até 7 de julho de 2005, quando foi substituído por GINO STRUFFALDI. Na constituição da nova diretoria, o presidente o escolheu para ser o Diretor do Monumento-Constitucionalista. Em 2006, pediu demissão do cargo de Diretor do Monumento Mausoléu, mas continuou sendo o Presidente de Honra, conforme reza o Estatuto aprovado em 17 de dezembro de 2004. GERALDO FARIA MARCONDES nasceu em 28 de outubro de 1912. Falece em 25 de julho de 2008. Demos o seu nome ao Núcleo criado em ITAPECERICA DA SERRA.
102 a. nasce JONAS EDWARD SALK, descobridor da vacina contra a poliomelite, em 28 de outubro de 1914.
97 a. proclamação da independência da TCHECOSLOVÁQUIA, em 28 de outubro de 1918.
96 a. nasce o físico JOSÉ LEITE LOPES em 28 de outubro de 1919.
93 a. “MARCHA CONTRA ROMA”, liderada por BENITO MUSSOLINI, em 28 de outubro de 1922. Chega ao fim, marcando o início do regime fascista na ITÁLIA.
91 a. irrompe no RIO GRANDE DO SUL o movimento tenentista, composto por jovens oficiais das Forças Armadas, no dia 28 de outubro de 1924.
87 a. nasce o Cel. Ref. WÁLTER LARA. Foi meu comandante no 11º BPM, quando ali servi como 1º tenente (1969/70). WÁLTER LARA nasce no dia 28 de outubro de 1928. Faleceu em
78 a. considerada uma intelectual de esquerda, a escritora RACHEL DE QUEIROZ é presa no CEARÁ, em 28 de outubro de 1937.
75 a. durante a 2ª Guerra Mundial, tropas italianas invadem a GRÉCIA, em 28 de outubro de 1940.  
70 a. da existência oficial da ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Foi criada em 28 de outubro de 1945, logo após a SEGUNDA GRANDE GUERRA, ocasião em que foi assinada a CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, cujo texto fala, essencialmente, da luta pelos direitos humanos, do respeito aos povos e da solidariedade internacional. Ela substituiu a LIGA DAS NAÇÕES e deu lugares especiais aos vencedores da 2ª Guerra Mundial. Fundada por 51 países, entre eles o BRASIL, hoje, conta com mais de 180 países–membros. As nações que participam do CONSELHO DE SEGURANÇA e têm direito a veto são EUA, FRANÇA, GRÃ-BRETANHA, CHINA e RÚSSIA.
67 a. adoção da BANDEIRA do Estado de ISRAEL, em 28 de outubro de 1948.
64 a. JUAN MANUEL FANGIO vence seu primeiro título mundial de Fórmula 1 na CATALUNHA, em 28 de outubro de 1951.
63 a. Os ESTADOS UNIDOS são acusados de violação da norma presidencial sobre comércio, em 28 de outubro de 1952.
62 a. da EMANCIPAÇÃO DE ITAQUAQUECETUBA, em 28 de outubro de 1953.
57 a. da eleição do cardeal ÂNGELO GIUSEPPE RONCALLI, PAPA JOÃO XXIII, em 28 de outubro de 1958, aos 76 anos (1881-1963). Indicado como responsável pelo início de uma nova era na Igreja: administrou sobe uma política aberta, ampliou e introduziu o diálogo com católicos e não-católicos e abriu o CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, com a participação de quatro mil bispos de todo o mundo. O PAPA JOÃO XXIII foi sucessor de PIO XII.
53 a. em que o líder soviético NIKITA KRUSCHEV aceitou desmontar as bases de lançamento de mísseis, levando-os de volta para a URSS, com a promessa de que WASHINGTON não invadiria CUBA, em 28 de outubro de 1962.  
53 a. franceses aprovam eleição presidencial direta, em 28 de outubro de 1962
52 a. CHINA alega que não terá bomba atômica tão cedo, em 28 de outubro de 1963.
52 a. das anotações feitas em 28 de outubro de 1963 (segunda-feira) – ANO 14º - MÊS 4º - DIA 111º - 5 anos e 146 dias na FORÇA PÚBLICA – 52º dia como ASPIRANTE – 39º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Levanto-me sobressaltado porque o relógio já apontava 6 horas. Tinha apenas meia hora para chegar ao BG, se quisesse evitar o atraso. Dessa maneira pego o primeiro carro que vejo, já no corredor do Presídio Militar “ROMÃO GOMES”, que me leva até perto do TUCURUVI. Tomo o primeiro ônibus que passa e suando chego ao BG justamente na hora da revista. Por mais um pouco chegaria atrasado no quartel.
Dou instrução de Ordem Unida e Legislação Militar para um pelotão da 3ª Companhia, isso até quase 10 horas. No BG estão apenas os Aspirantes MENDES, BORINI e eu. O GIRALDI e o AMÉRICO partiram com a 2ª Companhia, sob o comando do 1º TENENTE CARLOS FERNANDES para a Cidade Universitária, a fim de integrarem o “DM CUASO” – DESTACAMENTO MISTO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA ARMANDO SOARES DE OLIVEIRA.
Na semana que passou tive alguns casos no Batalhão. Num deles viajei para POÁ a não pude comparecer a uma Conferência no Quartel General, conforme Ordem de Serviço, já que cheguei em meu lar às 21 horas de 23 e a conferência realizou-se às 9 horas dessa data. Hoje tive de informar essa Ordem de Serviço. Outro caso é a da parte dispensando um soldado, que o TENENTE FERNANDES achou que nela o critiquei; sobre essa não sei o despacho do comandante. Hoje surge um outro caso: comuniquei a falta de um soldado que se achava dormindo durante o expediente, por ordem do CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO. Acontece que esse indivíduo dá o nome e o RE errados. Positivamente passo uma fase um tanto sem graça, da semana passada para cá.
Na revista dos oficiais temos a ordem de Prontidão Geral para às 22 horas de hoje. Há a perspectiva de greve geral a partir das 0 hora de amanhã.
Em meu lar, onde chego às 14 horas, almoço e descanso durante parte dessa tarde.
Leio revistas, escrevo esse diário e no horário das 19:45 horas começo a assistir programas televisionados. O canal 4 apresenta REPÓRTER ESSO e uma das reportagens é aquela referente à greve dos trabalhadores, a partir da zero hora de amanhã. Não se chegou a um acordo e os 700 mil trabalhadores parecem que entrarão mesmo em greve.
Ainda o canal 4 apresenta ERONTEX DÁ SORTE. Antes de sair de casa para dirigir-me ao Batalhão assisto o programa SHOW DE MULHER.
Âs 22 horas chego no quartel. A revista é geral. Todos os componentes do BG estão prontos para agir na chamada “GREVE DOS 700 MIL”. Deitamos muito tarde, quase lá pela zero hora.
51 a. dos apontamentos realizados em 28 de outubro de 1964 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 4º - DIA 111º - 6 anos e 146 dias na FORÇA PÚBLICA - 158 dias como 2º TENENTE - 405 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Hoje foi encaminhado um ofício ao Exmº Sr GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES, Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA, no sentido de que o BATALHÃO DE GUARDAS passe a ser uma Unidade Escola, com a obrigação única de formar soldados para a Corporação. Se isto for aceito, o BG mudará de aspecto quanto a sua finalidade.
O SOLDADO ANTÔNIO ROBERTO DE CAMPOS, que foi meu auxiliar na secretaria e que ultimamente vem cometendo uma série de faltas, foi excluído das fileiras da FORÇA PÚBLICA. O SOLDADO GUEDES, que também passei a pronto da repartição, anda cometendo desatinos com relação à sua família.
Nesta data é punido com repreensão escrita o ASPIRANTE A OFICIAL HERMES COUTINHO TORRES, por ter se afastado do quartel quando era Oficial de Dia. Isto lhe causa profundo abalo moral.
Com respeito ao pagamento do mês em curso, deverá ser efetuado amanhã. Durante a tarde de hoje apenas dei aula para os soldados que se preparam para os exames de admissão à Escola de Cabos, pois faltaram o civil SEVERINO DE FREITAS e o CABO LIMA. Descanso no horário das 16 às 18 horas. À noite, vêm estudar para fins de ingresso no Q.O.A.A. os subtenentes NERCÍLIO e MOURA e os 1ºs SARGENTOS GUMERCINDO e ALCYR. O retorno ao meu lar é feito com a ajuda do SUBTENENTE NERCÍLIO, que me leva em sua condução até a porta de minha casa.     
51 a. decretado estado de emergência no SUDÃO, em 28 de outubro de 1964.
50 a. do registro dos fatos acontecidos em 28 de outubro de 1965 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 4º - DIA 110º - 7 anos e 146 dias na FORÇA PÚBLICA - 523 dias como 2º TENENTE - 770 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
São 6 horas quando estou rumando para o quartel, após passar uma noite agradabilíssima em meu lar. Parece que a situação melhorou um pouco e o BG deve apresentar, todos os dias, apenas uma Companhia de Prontidão, como vinha fazendo desde o começo do mês que vai rumando para o seu final.
Na revista das 7 horas, MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, infeliz sub-comandante, o pior que conheço dentre esses sete anos que estou na FORÇA PÚBLICA, faz funcionar dois sistemas sônicos no quartel: o de cigarras, que significa BATALHÃO REUNIR! e o de sirenas, que significa ALARME GERAL! Ao tocarem as sirenas há um dispositivo montado nas diversas Companhias de Guerra, onde um pelotão ocupa pontos estratégicos do quartel para a defesa do mesmo. Hoje foi efetuado esse treinamento durante a revista das 7 horas.
Saimos de forma mais de 8 horas e MAJOR SCARFACE chama-me para me dizer que quer a reunião do CA marcada para 3 de novembro. Explico a ele as inúmeras inconveniências criadas por ele próprio, mas Sua Exª não tem tino suficiente para compreendê-las, pois as rebate com violência e má criação. O major desce abaixo do chefe da FIF, ao não compreender os diversos problemas da repartição, embora diga com veemência que já exerceu esses cargos. E que, durante o seu tempo como tesoureiro do BG, seus auxiliares eram isentos de quaisquer escalas e agora, no sub-comando, muda cor da tesouraria, agindo de outra maneira.
Os SARGENTOS VALÉRIO e MELO estão terminando o Movimento de Caixa referente às consignações. A reunião do Conselho de Administração fica para às 9 horas do dia 4 de novembro.
Hoje, a 2ª Companhia de Guerra encontra-se apenas de expediente e é liberada às 13:30horas. Tudo vai rumando para a normalidade, pois o ATO INSTITUCIONAL NÚMERO DOIS foi aceito sem nenhuma ação contrária. São anunciados novos atos complementares, regulamentando a extinção dos partidos e a criação de outros, bem como disciplinando em normas rígidas a suspensão de direitos políticos e cassação de novos mandatos.
Permaneço no quartel. Chove à tarde e necessito descansar. Hoje recebo um recado do TENENTE-CORONEL ALOÍSIO BORGES, Comandante do 9º BP, dizendo que já está acertada minha ida para seu batalhão, bem como a dos TENENTES BARROS, HUGO CLIVATTI e PAULO OVÍDIO TODDAY, em fins de 1965, quando o BG deverá receber vários aspirantes recém-saídos da Escola de Oficiais.
Às 19:30 horas reúno-me ao CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS e TENENTES JOSÉ HAMILTON PORT, SALLES JÚNIOR, PAULO OVÍDIO TODDAY e HUGO CLIVATTI. Vamos ao Cine Auditório "MAJOR ANTÃO". Assistimos ao filme italiano 'ADORÁVEL SALOMÉ'. É uma comédia que apresenta suas ações num campo de eugenia da ALEMANHA, onde um italiano se passa por um capitão nazista.
São 21:30 horas quando saio do BATALHÃO DE GUARDAS, rumando para meu lar.
48 a. nasce a atriz JÚLIA ROBERTS, em 28 de outubro de 1967. Principais filmes: UMA LINDA MULHER – UM LUGAR CHAMADO NOTHING HILL – NOIVA EM FUGA – ERIN BROCKOVICH – ONZE HOMENS E UM SEGREDO.
47 a. programa “DIVINO, MARAVILHOSO” estréia na TV TUPI com a participação de CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, GAL COSTA e OS MUTANTES, em 28 de outubro de 1968.
43 a. pela primeira vez, o BRASIL exporta sal refinado, em 28 de outubro de 1972. Foram vendidas cinco toneladas a NIGÉRIA. 
42 a. do programa RAUL GIL. Foi apresentado pela primeira vez em 28 de outubro de 1973.
42 a. seca causa mortes na ETIÓPIA, em 28 de outubro de 1973.
41 a. governo da GRÉCIA exila ex-chefes militares em 28 de outubro de 1974.
41 a. países árabes reconhecem representatividade da OLP, em 28 de outubro de 1974.
36 a. das anotações feitas em 28 de outubro de 1979: neste domingo continuo com o trabalho do resumo do livro de FREUD – O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO – que a sobrinha da LUCINDA, a SÔNIA, precisa apresentar na escola até o final de outubro. Quem está mal de saúde sou eu. A pressão alta descontrolada deixa-me atordoado e os pensamentos não se coordenam. Vez por outra preciso largar tudo e procurar a cama. Por volta das 19 horas chega o SARGENTO PM FARNESE. Ele dirigia o CORCEL 21-872. Fico sabendo que a greve dos metalúrgicos será desencadeada a partir das 22 horas. Vamos passar pela casa do TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS. Cai violenta chuva por volta das 20 horas. No COMANDO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ, no Comando Interino do CPChq, toma as medidas necessárias para as ações de choque, se preciso for. Dispensa os oficiais e determina que retornem por volta das 4 horas da madrugada.
33 a. falece o General EURYALE DE JESUS ZERBINI, em 28 de outubro de 1982. Era irmão do cirurgião EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI, falecido em 23 de outubro de 1993.
33 a. tentativa do assassinato do delegado ADHEMAR MOURÃO ANTÔNIO, pelo Cabo JOSÉ GERALDO COSTA, em 28 de outubro de 1982.
33 a. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, localizada no RIO DE JANEIRO, anuncia a produção da vacina do sarampo no BRASIL, em 28 de outubro de 1982.
30 a. casamento do então jogador de futebol CASAGRANDE, em 28 de outubro de 1985.
30 a. BRASIL ganha o Campeonato Mundial de FUTSAL pela segunda vez ao derrotar a seleção da ESPANHA por 3 a 1, em 28 de outubro de 1985.
28 a. VIAGEM DE ESTUDOS = nesta quarta-feira, dia 28 de outubro de 1987, estamos em MANAUS. Essa PRAÇA ADALBERTO VALE, onde está situado o HOTEL AMAZONAS, é muito barulhenta. A movimentação de carros se faz notar dia e noite. A manhã é tranqüila. Levantamos depois das 7 horas. Pela programação os oficiais deverão elaborar suas pesquisas, com relação às monografias.
A minha monografia REFÉNS está pronta. Aqui em AMAZONAS não há nada para pesquisar acerca disso. O CAPITÃO PM LEVY MARQUES SOBREIRA, Comandante da Companhia de Choque, nada pode colaborar. O choque, neste Estado, tem problemas apenas com os posseiros e as greves.
Saio com o TENENTE-CORONEL PM NEY e MAJOR PM CASSERTANI. Eles vão comprar máquinas fotográficas na ZONA FRANCA, aliás a dois passos do hotel. O calor é insuportável.
TENENTE-CORONEL PM PORT, TENENTE-CORONEL PM TAVARES, TENENTE-CORONEL PM GONÇALVES também estão fazendo compras na ZONA FRANCA. Acredito que a maioria dos nossos companheiros estão espalhados nesse mister.
Faço também algumas compras para a LUCINDA e o PAULO CÉSAR, dentro de minhas limitações financeiras. Trouxe pouco dinheiro para gastar em MANAUS, ao contrário dos companheiros de viagem.
Mais tarde, o TENENTE-CORONEL PM NEY vai para a piscina do hotel. Permaneço no apartamento lendo o jornal AMAZONAS EM TEMPO.
ISRAEL BATISTA DOS SANTOS, uma das vítimas do acidente nuclear de GOIÂNIA, morreu ontem, às 6:40 horas, no Hospital Naval MARCÍLIO DIAS, no RIO, onde estava internado desde o último dia 19. ISRAEL era empregado do ferro-velho de DEVAIR ALVES FERREIRA, onde a bomba de CÉSIO 137 esteve durante vários dias. Era considerado pelos médicos como o paciente em estado mais crítico.
O vereador WÁLTER FELDMAN acusa: JÂNIO QUADROS tem conta na SUÍÇA. Comete vários crimes: fraude cambial, pela remessa de dinheiro ao Exterior sem autorização do Banco Central; fraude fiscal pela não declaração desse dinheiro à Receita Federal e falsidade ideológica para fins eleitorais, também pela sonegação dessa informação.
O MAJOR PM PORTELA traz as fotos reveladas que o TENENTE-CORONEL PM NEY tirou em FORTALEZA.
Minha pressão sobe muito nesta tarde. Sinto um princípio de labirintite, tal como aconteceu em 11 de janeiro, só que com menor intensidade.
Saio por volta das 21:30 horas com o TENENTE-CORONEL PM NEY. Queremos comer uma pizza. Vamos nos perder no centro da cidade, após atravessar a frente de uma igreja. Deitamos tarde, ou seja, depois das 23 horas. O CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA regressa a SÃO PAULO.    
23 a. do falecimento do PARAFUSO - JOÃO GOMES DE OLIVEIRA –em 28 de outubro de 1992.
23 a. UNIÃO indeniza capitão da Aeronáutica, SÉRGIO MACACO, em 28 de outubro de 1992, pela expulsão da corporação em 1969. JORNAL DA TARDE mostrava como estava a vida do ex-presidente FERNANDO COLLOR após o impeachment. Na capital, três exemplares do livro “SEX” da cantora MADONNA em uma única livraria havia sido motivo de filas para que as pessoas pudessem vê-lo na vitrine. Alem disso, o anúncio de que a banda norte-americana NIRVANA viria pela primeira vez ao BRASIL.
22 a. falece DORIS DUKE, herdeira da indústria de tabaco norte-americano, escritora e ex-mulher do play-boy PORFIRIO RUBIROSA, em 28 de outubro de 1993.    
22 a. no noticiário de jornais, em que as duas últimas senas acumuladas sorteadas nos 12 meses que precederam o escândalo da CPI DO ORÇAMENTO saíram para o deputado JOÃO ALVES e um segundo nome, ligado a um deputado que fazia apostas altas nas loterias da Caixa Econômica Federal, em 28 de outubro de 1993. Esse esquema de lavagem de dinheiro foi introduzido no Congresso pelo lobista NORMANDO CAVALCANTE, dono da SEVAL, segundo revelou um ex-diretor de loterias da CEF.
20 a. da TRAGÉDIA DO METRÔ DE BAKU, capital do AZERBAIJÃO, com cerca de 300 mortos e centenas de feridos, num trem, em 28 de outubro de 1995.
19 a. das inaugurações na Av. BRIGADEIRO FARIA LIMA - GUARULHOS: Restaurante FINU'S e uma agência do BRADESCO, em 28 de outubro de 1996.
19 a. ministro da Educação, PAULO RENATO SOUZA, anuncia que os alunos que não fizessem o PROVÃO não receberiam o diploma universitário, em 28 de outubro de 1996.
18 a. das anotações feitas em 28 de outubro de 1997: começa a aumentar a temperatura nesse final de mês. Isso faz com que tinha dificuldade para me locomover até a SÉ, viajando no EXPRESSO BRASILEIRO e Metrô. Os nossos companheiros, capitaneados por MÁRIO MARGARIDO, iniciam os estudos para a operação interestadual “NACIONAL”. Eles estão entrando em contato com outros parceiros para concretizar a mega-operação. Já marcam a data de início: 27 de dezembro. Alguns deles vão participar da segurança do novo SHOPPING METRÔ TATUAPÉ, cuja inauguração realiza-se hoje. Fui convidado para o evento, mas tenho de organizar o Plano “PEGANDO FOGO”, já pedido por autoridades do Centro da cidade.
Na AORPM também cumprimento o CORONEL PM Ref EDILBERTO, TENENTE-CORONEL PM REZENDE, CAPITÃO PM NEWTON, CAPITÃO PM CARDOSO, TENENTE PM Ref CORNÉLIO MUDO. Fala-se da candidatura do CORONEL PM EDILBERTO à reeleição da presidência da Associação. Escolheram mal o nome do vice, o CORONEL PM HERMES -BITTENCOURT CRUZ. Nunca o vi na AORPM. Dada a capacidade e a inteligência do CRUZ pode ser que, no futuro, ele venha a se constituir um grande nome para essa Associação, que não permite muito a renovação. Fui convidado varias vezes para participar de chapas da situação ou de oposição, mas não há liberdade para se organizar uma chapa com nomes escolhidos por nós. Sempre há interesses em jogo, principalmente de certos elementos que se vão perpetuando na Associação. Também a falta constante de oficiais no nosso projeto vai colaborar para que tudo se complique.
Comenta-se hoje muito a Queda das Bolsas de Valores. Em SÃO PAULO o pregão foi suspenso.às 12:33 horas, com queda superior a 10%. No MMDC, o CORONEL CANAVÓ conclui a sua crônica “O CAVALO DE TRÓIA”. Ele viajará amanhã para o RIO DE JANEIRO. GERALDO FARIA MARCONDES completa hoje 85 anos de idade.
SÃO JUDAS TADEU, o santo das causas impossíveis, levou hoje 250 mil fiéis a seu santuário, no JABAQUARA. A cada hora era rezada uma missa. 25 padres, auxiliados por 800 voluntários, revezavam-se nos ofícios religiosos. À noite, realiza-se uma passeata.
Assisto VELEZ SARSFIELD 0 x FLAMENGO 3, pela SUPERCOPA DOS CAMPEÕES DA LIBERTADORES, em BUENOS AIRES. O SANTOS se despede da SUPERCOPA com uma vitória frente ao RACING, por 3 a 2, no Estádio URBANO CALDEIRA, em SANTOS.     
17 a. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostra, em 28 de outubro de 1998, que a seca na AMAZÔNIA é a maior em 118 anos. Outras anotações nesta quarta-feira: neste dia do Funcionalismo Público, os quartéis estão vazios. Poucos oficiais vêm à AORPM. O POUPATEMPO também está fechado. A festa para o padroeiro das causas perdidas, SÃO JUDAS TADEU, reúne centenas de milhares de devotos em seu santuário, no bairro do JABAQUARA. Haverá uma procissão às 20 horas. Em cadeia de rádio e TV, o Ministro PEDRO MALAN divulga os pontos do AJUSTE FISCAL. Pretende esse pacote garantir ao governo ganhos de 28 bilhões de reais em 1999. Como sempre, o povo paga a conta dos desarranjos de um mau governo.
Uma rebelião no cadeião de PINHEIROS apresenta um saldo de três mortos pelos colegas e dezenas de feridos. Um carcereiro foi feito refém. O telhado é quebrado bem como algumas celas. Após negociações com o juiz-corregedor MAURÍCIO LEMOS PORTO ALVES, o tumulto é controlado.
No MMDS, OREZ foi dar aula no GLICÉRIO. Aguardo sua chegada. Conversamos sobre o Plano de Estabilidade Fiscal.
O contador do MMDC manda a prestação de contas da Sociedade, para com a Secretaria da Cultura, com relação aos 30 mil reais colocados à nossa disposição. Forçado pelo CORONEL ARY CANAVÓ, o contador fez essa prestação de contas com relação a pagamentos efetuados com funcionários, desde janeiro de 1998. A meu ver, isso contraria as cláusulas do Convênio. Dona MARIA já houvera alertado o presidente sobre essa parte. Como não sou o tesoureiro do MMDC, prefiro não dar palpite porque a idéia é toda do presidente. Tomara que a Secretaria da Cultura aceite essa documentação. Cumprimentamos, por telefone, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, pelos seus 86 anos completados nesta quarta-feira.
Em casa, pela televisão, assisto o JORNAL DA RECORD e o JORNAL NACIONAL, da GLOBO. O tal AJUSTE FISCAL é a notícia principal. Há muitas discordâncias nos setores das indústrias, comércio e sindicatos. Os políticos se dividem.
Assisto AMÉRICA RN 2 x SANTOS 2. O SANTOS desperdiça dois pênaltis. Poderia ter assumido a liderança isolada do Campeonato Brasileiro.
Deu-se hoje a abertura do 20º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL, no ANHEMBI.   
16 a. das anotações feitas em 28 de outubro de 1999 (quinta-feira): no MMDS, vejo que os problemas envolvendo ANT e ANADAI não se avolumando. RONALDO e ELADIO já apresentaram várias queixas. OREZ acha que as pessoas citadas deverão deixar nossa organização antes da MEGAOPERAÇÃO de cargas perigosas, como acontece nos fins de ano.
O senhor GERALDO FARIA MARCONDES veio ontem ao MMDC. Não pude conversar com ele porque fui ao dentista. Chega hoje depois das 15 horas e isso está atrapalhando minha saída costumeira. Quer resolver inúmeros problemas de uma vez só e até agora tudo fica no planejamento: Secretaria da Cultura, audiência com o governador, reforma do Monumento Mausoléu, angariação de novos associados, etc.
Conversa o senhor GERALDO com o tesoureiro, CORONEL PM RENALDO. Parece que ele irá acertar a história dos oito mil reais que até agora não ficou resolvida.
Rebebo as visitas dos cadetes do 2º CFO da APMBB – PAIVA e ROSANE. Estão encarregados da Sala do MMDC na Academia.
Recebo um telefonema do CAPITÃO GALDINO, da DAMCO, sobre os últimos acertos quanto a missa de FINADOS.
FÁBIO ANTÔNIO DE CASTRO, interno da FEBEM, admitiu hoje ter assassinado um dos quatro internos mortos durante a rebelião porque já era ameaçado. FÁBIO tem 18 anos e poderá pegar 30 anos de prisão.
O governador MÁRIO COVAS visitou a Unidade IMIGRANTES e anunciou que vai reconstruí-la. Há ameaças de novas fugas na virada do ano.
Os cinco terroristas que invadiram ontem o Parlamento armênio, em EREVAN, e entraram no plenário disparando armas automáticas, matando 8 políticos – entre eles o 1º Ministro VAZGUEN SARKISIAN – libertaram pela manhã os quarenta reféns que ainda retinham e se entregaram à polícia.      

ACONTECEU EM 28 DE OUTUBRO DE 2000 : -   SEXTA-FEIRA
O GENERAL AUGUSTO PINOCHET, 84 anos, foi internado às pressas no Hospital Militar de SANTIAGO, no CHILE, com pneumonia.
E: 1 1813 15H1  81    101 131 X31.

ACONTECEU EM 28 DE OUTUBRO DE 2001 : -   DOMINGO
Muito calor. Fica ruim fazer a viagem para POÁ com temperatura de 29 graus. Durante o trajeto, leio na revista ÉPOCA:
AFEGANISTÃO – as imagens de crianças mortas nas cidades afegãs expõem a crueldade e a estupidez do combate no chão;
FRENTE DE BATALHA – bombardeios sobre a população civil geram uma onda de refugiados na fronteira com o PAQUISTÃO;
ESTRATÉGIA – A chegada do inverno inaugura uma nova etapa, ainda mais complicada, do conflito nas montanhas;
CONEXÃO BRASILEIRA – polícia federal e FBI cercam terrorista egípcio em FOZ DO IGUAÇU e investigam outros 19 suspeitos.
Em POÁ, percebo que as obras no ABRIGO BATUIRA estão paradas. As duas casas destruídas ainda mostram os sinais da demolição.
Minha mãe comenta a inauguração de uma escola na VILA PERRACINE, com o nome de tia ANTONIETA MARIA FONSECA.
Não vejo hoje a minha filha MARIZETE e nem o meu genro ADALVO. Devem ter ido ao clube CONCÓRDIA.
Almoçamos quase às 14 horas. Vê-se que dona ALICE está preocupada com o estado de saúde da SUZANA. Ela não sabe dizer qual é a doença da filha de meu irmão. O CARLOS nem tem vindo em POÁ por causa dessa situação. Por volta das 16 horas, surge o CABO PM RENATO VENTURA. Ele me leva até a estação de POÁ.
Quando faço a viagem de retorno para GUARULHOS, o CORINTHIANS vai vencendo o SANTOS, na VILA BELMIRO. É A luta do atacante MARCELINHO CARIOCA, agora santista, contra o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO, que não o quis mais no CORINTHIANS. FINAL: CORINTHIANS 2 x SANTOS 0. Outros resultados: PALMEIRAS 1 x INTERNACIONAL 2; BOTAFOGO (RJ) 3 x CRUZEIRO 0; GRÊMIO 2 x FLAMENGO 0; ATLÉTICO MINEIRO 1 x PORTUGUESA 0; GUARANI 2 x BAHIA 1; VASCO 2 x FLUMINENSE 2; VITÓRIA 1 x AMÉRICA MINEIRO 0; CORITIBA 1 x GAMA 0; SANTA CRUZ 1 x PONTE PRETA 3; BOTAFOGO (SP) 0 x ATLÉTICO PARANAENSE 2; GOIÁS 2 x JUVENTUDE 1.
O BRASIL é bicampeão na Fórmula INDY. Ao chegar em quarto lugar no GP DA AUSTRÁLIA, em SUFFER´S PARADISE, o piloto brasileiro GIL DE FERRAN conquistou pela segunda vez o título da categoria. GIL superou o feito de ÉMERSON FITTIPALDI que foi campeão em 1989. A festa brasileira foi completada com a vitória de CHRISTIANO DA MATTA.
LUCINDA está com problemas financeiros em casa. O JOÃO GOMES necessita de uma soma de dinheiro para consertar o freio do carro e a MARLENE precisa acertar a parte da festa de formatura ainda nesta semana, a fim de poder receber o Certificado de Conclusão do Curso de Enfermeira. Começa nesta noite NO LIMITE 3, pela rede GLOBO de televisão.

Pistoleiros que viajavam de motocicleta com sacolas de armas e balas invadiram uma igreja católica durante uma cerimônia e dispararam contra os fiéis, matando 18 pessoas no centro de BEHAWLPUR, cidade da província de PUNJAB, sul do PAQUISTÃO.

Milhares de familiares das 5 mil vítimas do terrorismo em NOVA YORK reuniram-se em cerimônia religiosa no chamado PONTO ZERO, onde ficavam as torres do WTC.

Os EUA fizeram um dos mais intensos ataques contra posições do TALEBAN, em CABUL, no AFEGANISTÃO, matando acidentalmente pelo menos 13 civis afegãos, sendo 8 de uma mesma família.     

O BRASILEIRO GIL DE FERRAN garantiu um lugar na história do automobilismo brasileiro, ao conquistar com uma corrida de antecipação o título da temporada 2001 da FÓRMULA INDY. Com um quarto lugar no GP DA AUSTRÁLIA, no circuito de rua de SURFER'S PARADISE, GIL DE FERRAN tornou-se BICAMPEÃO da categoria.

O SARGENTO ÉDSON ONOFRE matou três ladrões em troca de tiros: Antes do tiroteio, os bandidos renderam o dono de uma videolocadora e o levaram refém em sua Silverado. Por volta da uma hora da madrugada, o trio rendeu o comerciante RUI RODRIGUES SILVA, 38 anos, na avenida GUARULHOS. Após a libertação da vitima, PMs da FORÇA TÁTICA perseguiram os marginais perto da via DUTRA, quando os mesmos desceram do carro atirando. Uma das balas atingiu o colete à prova de balas do Sargento ONOFRE.

ATENTADO MATA ONZE PESSOAS EM RESTAURANTE:-
Outras vinte ficaram feridas quando uma bomba caseira foi lançada contra o pátio de um restaurante da cidade de ZAMBOANGA, pertencente a ilha de MINDANAO, no sul das FILIPINAS.

FALECEU uma das três mulheres aprovadas no primeiro concurso do Banco do Brasil aberto ao sexo feminino, em 1930: MARGARIDA ARAÚJO, aos 91 anos, de infarto. Durante a 2a. GUERRA MUNDIAL foi eleita madrinha dos pracinhas da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA. Morreu no RIO DE JANEIRO.

FALECEU, também no RIO DE JANEIRO, aos 86 anos, CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES, fundador da operadora turística SOLETUR. A empresa, criada em 1963, havia declarado falência quatro dias antes.


2 002  :  -    SEGUNDA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO: - O BRASIL É DA SILVA. O EX–METALÚRGICO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA CONQUISTOU MAIS DE 52 MILHÕES DE VOTOS. PRESIDENTE FEZ DISCURSO EMOCIONADO A CEM MIL PESSOAS NA AVENIDA PAULISTA.
Depois de 13 anos e três tentativas frustradas, o ex–torneiro mecânico LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi eleito ontem o 39º presidente do BRASIL, recebendo a maior votação da história do País. O petista superou os 52 milhões de votos, obtendo 20 milhões a mais do que seu adversário, o tucano JOSÉ SERRA, que reconheceu a derrota durante a noite e, por telefone, desejou sorte a LULA. A festa petista começou bem antes da confirmação da vitória, com a invasão das ruas de várias capitais no final da tarde por militantes do partido. LULA, que completou 57 anos ontem, votou em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC, onde mora, e passou o dia em casa. Ás 21:40 horas, com a mulher, MARISA, fez o seu primeiro pronunciamento como presidente eleito. Falou por doze minutos, agradeceu aos milhões de homens e mulheres que o elegeram e consolou o candidato derrotado do PT ao Governo paulista, JOSÉ GENOINO. “O BRASIL está mudando em paz”, afirmou. Depois, LULA seguiu para a Avenida PAULISTA, tomada por cerca de cem mil pessoas, que cantavam “jingles” de campanha petistas. Falou por mais de vinte minutos, se emocionou, prometeu não decepcionar os seus eleitores, mas admitiu que “o difícil vai começar agora”.
Um dia depois de ser eleito Presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi entrevistado ao vivo por WILLIAM BONNER e FÁTIMA BERNARDES, no “JORNAL NACIONAL”. No encerramento, um clipe em sua homenagem, ao som do HINO NACIONAL, levou o presidente às lágrimas. Todos aplaudiram LULA na rede GLOBO, que estavam na redação. Apesar de ter combinado ficar só alguns minutos no programa, o presidente ficou na bancada até o final do “JORNAL NACIONAL”.
GERALDO ALCKMIN foi reeleito governador de SÃO PAULO com quase 12 milhões de votos, contra 8,4 milhões conseguidos por seu adversário, JOSÉ GENOÍNO. O resultado dá continuidade à administração tucana no Estado iniciada em 1995 por MÁRIO COVAS. À noite, quando a apuração já indicava sua reeleição, ALCKMIN fez um discurso conciliador e parabenizou LULA.

Por volta das 10 horas, recebo um telefonema do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Diz ele que o GENERAL BUENO chegará por volta do meio–dia em seu apartamento, para levá-lo a uma reunião de negócios com o pessoal da NESTLÉ, FARAH SERVICE, THOMPSON, CO RESTAURO. Ocorre que combinei com o GENERAL BUENO fazer uma surpresa para o Sr. MARCONDES, que hoje está completando NOVENTA ANOS. Em seguida, vou para a residência do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Aguardamos a chegada do GENERAL BUENO e vamos para o restaurante BARBACOA, na Rua RENATO PAES DE BARROS. Aos poucos, vão chegando os representantes das firmas empenhadas na restauração do Monumento–Mausoléu. Além de comemorarmos os noventa anos do Sr. MARCONDES vamos oferecer a ele esse almoço como desagravo pelas ameaças e insinuações malévolas que vem sofrendo nesse mês de outubro. Oferecemos a ele um diploma com os seguintes dizeres: A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC cumprimenta o ilustre Presidente nesta data em que completa noventa anos de existência, enaltecendo o muito que faz pela nossa Sociedade pelos seus ideais sadios de bom brasileiro, principalmente quando consegue alcançar o nosso sonho de ver tornar-se realidade a Reforma do Monumento–Mausoléu do Soldado Constitucionalista, apesar das enormes dificuldades que ainda suporta com muita coragem e tenacidade.
No verso do diploma, os presentes no almoço dão suas mensagens:
“Que o espírito de luta continue e possa contagiar todos nós !!! Muita saúde e felicidades !!!  Um abraço  CLAUDIA FLEURING”.
“Parabéns pela vivacidade e coragem. MICHEL FARAH”.
“Com surpresa conheci o mais jovem preservacionista. Parceiro na luta pela preservação do nosso patrimônio histórico. Abraços. Parabéns, FRANCISCO ZORZETE, da  Companhia de RESTAURO”.
“Sua garra, sua vivacidade e seu empenho realmente nos motiva. Parabéns por todas as sua conquistas. Um abraço LAÍS PASQUA”.
“È um privilégio estar ao seu lado na data de hoje. Parabéns por todas as conquistas e também a outras que virão !!! Um forte abraço. OSWALDO CAPANO”.
“Parabéns e muitos anos de vida. MARIANA ZORZETE”.
“Parabéns pela determinação ! Obrigado pelo exemplo. FERNANDO”.
“Ao Marechal pela sua tenacidade, coragem e patriotismo assumindo as responsabilidades e graças a sua atitude veremos o Monumento Obelisco Mausoléu com a sua recuperação finalizada. GENERAL BUENO”.
Essas manifestações dizem tudo nesta reunião onde o Sr. MARCONDES é homenageado por pessoas que percebem o seu espírito de luta e determinação por ver concretizado o sonho de sua vida. Bem merece esse carinho e esse calor humano quando alguns maus conselheiros querem lhe prejudicar. Vamos permanecer no BARBACOA até às 15 horas.
Com o GENERAL BUENO e o Sr. MARCONDES deixamos o restaurante num taxi. Eles me deixam na estação MARECHAL DEODORO do METRÔ e então retorno a GUARULHOS. Embarco no TRANSGUARULHENSE, na estação TIETÊ. Passo pela banca do japonês para pegar as revistas ÉPOCA e ISTO É, que saíram nesta segunda feira por causa da eleição.
     
O PM DONIZETI APARECIDO TARDOCCI, de 43 anos, morreu após levar um tiro na cabeça. Ele foi baleado na manhã desta Segunda-feira na rua JOSÉ ANDRADE, no centro de GUARULHOS. O PM foi encaminhado ao pronto-socorro do Hospital CARLOS CHAGAS, e chegou a ser submetido à cirurgia, mas não resistiu e acabou morrendo no começo da tarde.

No dia seguinte ao da festa de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o dólar subiu 1,34%  fechando em R$ 3,78 , e a BOVESPA despencou 4,4%. O papel da dívida externa mais negociado caiu 3,15% e o risco BRASIL aumentou 1,9%. Os investidores aproveitaram para vender ações e títulos brasileiros para lucrar com a valorização da semana passada. O pronunciamento do presidente eleito não teve efeito no mercado, que cobra nomes para o futuro MINISTÉRIO e para o BANCO CENTRAL.

No primeiro pronunciamento político após ter sido eleito presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse que o seu governo vai priorizar o combate à fome, que hoje atinge 44 milhões de brasileiros. Segundo levantamentos do PT, são 9,3 milhões de famílias que vivem com menos de quatro reais por dia. LULA anunciou a criação da SECRETARIA DE EMERGÊNCIA SOCIAL, que já, a partir de 1º de janeiro terá verbas e poderes para agir. “Mesmo com as restrições orçamentárias, é possível agir com criatividade e determinação na área social. Meu primeiro ano de mandato terá o selo do combate à fome. Se ao final do meu mandato cada brasileiro puder se alimentar três vezes ao dia, terei realizado a missão de minha vida”, disse ele. LULA foi proclamado oficialmente presidente eleito do BRASIL com 52.793.261 votos, número que corresponde a 61,27% dos votos válidos.

TRINTA TORCEDORES da PONTE PRETA e nove policiais militares foram feridos hoje, no ESTÁDIO BRINCO DE OURO DA PRINCESA, em CAMPINAS, antes da vitória da PONTE PRETA por 4 a 2 sobre o GUARANI. O alvinegro não ganhava do rival havia quinze anos. Os torcedores feridos caíram no fosso do BRINCO DE OURO. Cinco deles tiveram ferimentos graves.

Cerca de 450 mil fiéis passaram hoje pelo santuário da IGREJA SÃO JUDAS TADEU, no JABAQUARA. Zona sul de São Paulo, para homenagear o santo em seu dia. Milhares de pessoas pagaram promessas ou fizeram pedidos de emprego e saúde ao santo das causas impossíveis, como é conhecido SÃO JUDAS. As homenagens começaram às 5 horas com missas de hora em hora até às 18 horas. O CARDEAL ARCEBISPO CLÁUDIO HUMMES, rezou uma missa campal às 20 horas, depois da procissão.

Dois ladrões causaram pânico em 30 funcionários e 20 clientes de um supermercado BARATEIRO na região central de São Paulo, durante roubo, às 10:30 horas. Os seguranças perceberam a ação dos criminosos. Pelo menos 90 policiais civis e militares cercaram o quarteirão. O comércio fechou as portas. Na fuga, um dos assaltantes atirou e fez dois reféns. Ele foi perseguido pela polícia e morreu. Uma mulher foi atingida de raspão na perna esquerda. UM PM da ROTA, PAULO SÉRGIO SOARES FERREIRA, de 35 anos,  também sofreu fratura na perna esquerda ao cair do telhado do estabelecimento comercial quando tentava prender o outro criminoso, que fugiu. A ação dos bandidos durou pelo menos dez minutos. FLORISVALDO DOS SANTOS GOMES, de 27 anos, é o assaltante que entrou em óbito no tiroteio.
 
Com um discurso que exaltou a utopia e a fé, o escritor PAULO COELHO, de 55 anos, foi empossado hoje, no dia de seu santo de devoção, SÃO JUDAS TADEU, na cadeira número 21 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. PAULO COELHO foi conduzido do salão francês ao salão nobre, onde foi realizada a cerimônia da posse, por ZÉLIA GATTAI, ANTÔNIO OLINTO e EDUARDO PORTELA. Na mesa do salão nobre estavam: o prefeito do RIO, CÉSAR MAIA; o secretario geral da ABL, IVAN JUNQUEIRA; o acadêmico ARNALDO NISKIER, que fez a saudação a PAULO COELHO; o presidente da ABL, ALBERTO COSTA E SILVA; e o ministro da CULTURA, FRANCISCO WEFFORT. No seu discurso, o escritor falou sobre os outros sete escritores que ocuparam a cadeira que, antes de sua posse, pertencia ao economista ROBERTO CAMPOS.

NASCEU o primeiro filho da atriz SARAH JESSICA PARKER, de 37 anos, protagonista da série SEX AND THE CITY, do canal MULTISHOW, e do ator MATTHEW BRODERICK, de 40 anos.
O presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, nega acordo com chechenos e dá poderes especiais ao Exército. Ele se esquivou de responder às perguntas sobre qual foi o gás utilizado pelas forças armadas na invasão do teatro, para libertar os reféns.
Centenas de parentes de vítimas do seqüestro no teatro continuaram hoje impedidos de visitar pessoas internadas, o que gerou entre eles uma revolta crescente com a tática usada pelas forças russas para libertar os reféns. Mais de cem vítimas receberam alta hoje num hospital, mas outras 300 – entre elas nove crianças – continuaram sendo tratadas, 45 delas em condições críticas, o que poderia aumentar o número de mortos.

Equipes de socorro italianas enviaram hoje aviões para despejar água sobre os rios de lava que correm do MONTE ETNA, depois que uma série de terremotos despertou o vulcão mais ativo da EUROPA, no dia 27, domingo último. Os rios de magma continuam a uma distância segura de vários povoados nas encostas da montanha, mas o temor de que isso não continue assim cresceu muito depois que um novo tremor de 3,8 graus da escala RICHTER foi registrado embaixo do vulcão.

O ator americano LARRY DOBKIN, que participou de grandes produções hollywoodianas e séries de televisão, morreu aos 83 anos, de insuficiência cardíaca. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 65 filmes, como JULIUS CAESAR, de 1953, quando atuou com MARLON BRANDO, e INTRIGA INTERNACIONAL, de 1962, de ALFRED HITCHCOCK. Na televisão, ficou famoso como o embaixador DEN na série de ficção científica STAR TREK. O ator, nascido em NOVA YORK em  1919,  começou a atuar em televisão na década de 40 e participou de I LOVE LUCY e AS AVENTURAS DO SUPERMAN. Também trabalhou em GUNSMOKE e DALLAS.

ASSISTO, nesta noite, na TELA QUENTE da GLOBO: - A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA. Filme de 1999. Um detetive de NOVA YORK, com idéias e métodos avançados para o seu tempo, é mandado para um lugarejo do interior, no fim do século XVIII. É chamado para investigar crimes que estariam sendo cometidos por um misterioso cavaleiro sem cabeça. A lenda é de um cavaleiro impiedoso que matava seus oponentes cortando-lhe as cabeças, até que, dominado, também tem decepada a própria cabeça. Depois de anos, ele volta para atormentar os moradores do povoado, havendo por trás de tudo isso uma complicada teia de mistério, com sortilégios e muita magia. Uma mulher teria se apropriado da cabeça do cavaleiro e, dessa maneira, dominava-o, retornando da sepultura para cometer as atrocidades que essa senhora desejava. Astros como JOHNNY DEPP, CHRISTINA RICCI, MIRANDA RACHARDSON, CASPER VAN DIEM, MICHAEL GAMBON e CHISTOPHER WALKEN dão um cunho todo especial a esse filme notável.

28 DE OUTUBRO DE 2003   :   -    TERÇA-FEIRA
Tinha combinado ontem com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES um almoço na AORPM comemorando os NOVENTA E UM ANOS que ele está completando hoje. Acontece que, logo cedo, recebo um telefonema de dona CÉLIA dando conta que dona JÚLIA não passou bem no dia de ontem e o Sr. MARCONDES não conseguiu dormir nesta noite de 27 para 28 de outubro, razão pela qual está pedindo para adiar o almoço. O GENERAL BUENO será avisado por ela.
Numa manhã de chuvisqueiro e temperatura amena, vou para SÃO PAULO, sentindo dificuldade no trânsito, mais uma vez, por causa dos trabalhos de readequação do centro de GUARULHOS.
Participo do almoço com os oficiais do MMDS. Conversamos sobre a INTERNACIONAL SOCIALISTA. Estudamos que isso era um perigoso movimento de esquerda. AGORA, virou moda. O presidente LULA traz para o BRASIL a realização do Congresso nesse seu primeiro ano de governo. Será que os tempos mudaram? o comunismo está voltando?
O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES não viria hoje à tarde na Sociedade, por causa dos problemas de saúde de sua esposa. No entanto, por insistência de repórteres da GLOBO, comparece no MMDC depois das 15 horas. Fala comigo sobre a reunião de amanhã do CONSELHO SUPREMO; manda para o Cel ALBERTO, Cmt Geral da PMESP, cópia da notificação encaminhada ao MUSEU “CORONEL HERNANI DE OLIVEIRA E SILVA”, pelo uso irregular da marca MMDC.
Recebemos com tristeza a notícia de que o nosso funcionário VASCO está para sair da Sociedade. Ele arrumou um emprego no Aeroporto de Guarulhos. Naturalmente as condições monetárias são superiores e o VASCO precisa pensar no seu futuro, pois já está com 27 anos. Como conhece tudo da Sociedade, ficará difícil para nós o seu afastamento. O Sr. MARCONDES diz que pretende arrumar uma pessoa para ficar em seu lugar, em caráter de experiência. A outra funcionária, afastada desde o início de outubro por causa do nascimento do filho, está gozando os quatro meses de que tem direito. O nosso presidente está com idéia de mandá-la embora, por contenção de despesa. Na verdade, ainda não temos dinheiro para pagar os funcionários neste mês.

Por volta das 16 horas, dona CÉLIA oferece um bolo de aniversário para o Sr. MARCONDES. Hoje ele completa NOVENTA E UM ANOS DE IDADE. Ele é surpreendido com isso. Logo depois deixo o MMDC. Os repórteres da GLOBO ainda não haviam chegado.

Dois peritos do Instituto de Criminalística são acusados pelo Ministério Público de fraudar um laudo que incriminava o traficante RÓBSON ANDRÉ DA SILVA, o ROBINHO PINGA. Os peritos trabalham em SANTOS e foram escalados para transcrever uma fita onde MÁRCIA CRISTINA ALVES DE ARAÚJO, de 25 anos, mulher de ROBINHO PINGA, fez acusações contra o marido. Na gravação, feita pela Polícia Militar em PERUÍBE, no litoral sul, ela contou como funciona o tráfico de droga nos morros do RIO. Revelou também que ROBINHO PINGA está foragido, movimenta trezentos mil reais por mês somente em um dos seus pontos de tráfico. A transcrição da fita, cuja gravação foi autorizada por MÁRCIA CRISTINA, é a única prova contra o traficante na Justiça. Mas o laudo omite vários trechos das declarações, o que beneficiaria o acusado.

Mesmo debaixo de chuva, cerca de trezentos mil fiéis estiveram hoje na Igreja SÃO JUDAS TADEU, na zona sul de SÃO PAULO, para celebrar o dia do santo das causas impossíveis. O emprego é um dos mais recorrentes pedidos feitos pelos devotos. De 20 pessoas ouvidas, nove foram pedir emprego e quatro estiveram no santuário para agradecer a colocação no mercado de trabalho. Os demais fiéis dividiram-se entre agradecimentos pela recuperação da saúde e pedidos de saúde e paz.
SÃO JUDAS foi um dos doze apóstolos de JESUS CRISTO. A pregação e o testemunho de JUDAS TADEU impressionavam os pagãos que se convertiam, provocando inveja e fúria em seus inimigos. Ele foi morto a golpes de cacetes, lanças e machados. O santo era primo de JESUS e passou muito tempo esquecido na Igreja por ser confundido com JUDAS ISCARIOTES, que renegou CRISTO. A devoção ao santo foi resgatada após uma aparição de JESUS à SANTA BRÍGIDA. JESUS teria revelado que daria a SÃO JUDAS maior poder de interseção por ele ter sido esquecido durante tanto tempo.

O posto da POLÍCIA MILITAR na região central de JANDIRA, na Grande SÃO PAULO, foi atingido por cinco tiros hoje pela manhã, disparados por dois homens numa motocicleta, que fugiram. Um PM que estava de plantão no local se jogou no chão e escapou ileso.

A professora ANDRÉA LISBOA SALGADO, de 33 anos, que sofreu a amputação das duas pernas, depois que caiu de um “banana-boat” e foi atingida pelo motor de uma lancha em ITACURUÇÁ, além de estar se recuperando bem no hospital, demonstrou uma reação que impressionou o marido, o bancário ORLANDO COSTA SALGADO JÚNIOR, de 36 anos. Ele participou hoje do programa “MAIS VOCÊ”, da TV GLOBO, e contou, emocionado, a maneira como sua mulher encarou o problema. “Ao contrário do que as pessoas possam imaginar, não fomos nós parentes que demos força a ela. Estávamos extremamente desesperados e preocupados sobre como ela iria receber a notícia. Eu só consegui falar com ela 24 horas depois do acidente e me surpreendi. ANDRÉA disse para mim: não se importe com o que eu perdi, porque DEUS me deu a oportunidade de poder estar viva, para criar nossos filhos e tomar conta da nossa casa. Se você tiver dinheiro para comprar as próteses, eu já combinei com o médico que vou aprender a andar”, conta o marido. ANDRÉA já saiu do CTI. Segundo seu marido, os médicos ficaram surpresos com a recuperação dela.

Mais dezessete pessoas são vítimas de violência no IRAQUE. Um atentado com carro-bomba deixou cinco mortos em FALLUJAH. Algumas horas depois, mais três pessoas morreram na explosão de uma bomba em BASRA. Além disso, uma patrulha dos EUA foi atacada com explosivos na entrada de uma das pontes de FALLUJAH, respondendo com disparos que mataram oito iraquianos. O vice-prefeito de BAGDÁ foi assassinado a tiros. Diante da insegurança, a CRUZ VERMELHA revelou que está avaliando a possibilidade de retirada de seu pessoal do País. Na segunda-feira, dia 28, carros-bomba mataram 42 pessoas, entre elas dois funcionários da CRUZ VERMELHA.  O COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA disse que reavaliará sua presença no IRAQUE após o ataque contra sua sede em BAGDÁ. A CRUZ VERMELHA tem 200 funcionários no IRAQUE e está desde 1 980 no País.

A nave russa SOYUZ TMA-2 retornou hoje com êxito à TERRA, trazendo os astronautas PEDRO DUQUE, da ESPANHA, YURI MALÉNCHENKO, da RÚSSIA, e EDWARD LU, dos EUA, que estavam na ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL – ISS, na sigla em inglês – Ficaram na plataforma o americano MICHAEL FOALE e o russo ALEXANDR KALERI, que haviam viajado com DUQUE havia dez dias. Eles permanecerão em órbita durante 200 dias. A aterrissagem aconteceu no local previsto, perto da cidade de ARKALYK, na república do CAZAQUISTÃO. Assim que saíram do módulo, os três astronautas foram submetidos a exames clínicos no mesmo lugar da aterrissagem, onde foi montada uma base para os médicos.

Com uma boa atuação, GUSTAVO KUERTEN venceu hoje a sua sexta partida consecutiva e está na segunda rodada do MASTERS SERIES DE PARIS, na FRANÇA. Depois de conquistar no domingo passado, dia 20, o ATP DE SÃO PETERSBURGO, hoje ele derrotou o campeão do ATP DE ESTOCOLMO, o americano MARDY FISH. Agora, o próximo adversário do brasileiro será o australiano MARK PHILIPPOUSSIS, o SCUD, vice-campeão do TORNEIO DE WIMBLEDON.

CONFIRMADO que o piloto brasileiro FELIPE MASSA vai disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2004 na equipe SAUBER. MASSA correu pela escuderia em 2002 e no último campeonato trabalhou como piloto de testes da FERRARI.

A CANTORA NORA NEY, aos 82 anos, morreu no Hospital SAMARITANO, no RIO, de falência múltipla dos órgãos. Seu título de “RAINHA DO RÁDIO” foi conferido pela NACIONAL em 1953, após sua estréia em disco, o 78 RPM que trazia de um lado “MENINO GRANDE”, de ANTÔNIO MARIA, e “QUANTO TEMPO FAZ”, de PAULO SOLEDAD e FERNANDO LOBO. É do mesmo ano “NINGUÉM ME AMA”, de ANTÔNIO MARIA e FERNANDO LOBO, considerado até hoje um dos maiores clássicos de todos os tempos. Outros sucessos são: “DE CIGARRO EM CIGARRO”, de LUIZ BONFÁ e “SÓ LOUCO”, regravada por GAL COSTA em 1976. Nascida em 23 de maio de 1922 como IRACEMA FERREIRA MAIA, NORA fez seus primeiros contatos com o mundo artístico como freqüentadora do SINATRA-FARNEY FAN CLUB. Vem desta época a idéia de adotar um nome artístico americanizado, a exemplo do que já haviam feito os irmãos DICK e CYLL FARNEY e o pianista JOHNNY ALF. Coube a DICK e LÚCIO ALVES, aliás, levarem para a rádio a moça, que na época ganhava a vida como contadora. A estréia deu-se no programa “FANTASIA MUSICAL”, da rádio TUPY carioca. Adotando primeiro o pseudônimo de NORA MAY, para cantar apenas canções americanas, ela acabou dando uma guinada e tanto ao cobrir férias de ARACI DE ALMEIDA num programa especializado em samba. Embora tenha sido a primeira a gravar rock no BRASIL – ROCK AROUND THE CLOCK , em 1955 – NORA foi uma intérprete de sambas-canções por excelência. Entre 1952 e 1958 havia gravado dezoito discos em 78 RPM e um LP pela CONTINENTAL. Na mesma época em firmou seu reinado na RÁDIO NACIONAL, ela conheceu o cantor JORGE GOULART, companheiro de vida e de carreira até seus últimos dias. Era então a estrela do programa “RITMOS DA PANAIR”, transmitido ao vivo da sofisticada boate MIDNIGHT, do COPACABANA PALACE HOTEL. Um dos principais responsáveis para que seu nome não fosse de todo esquecido foi RICARDO CRAVO ALBIN, idealizador do DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DE MPB. Em 1979, por exemplo, coube a ele montar e dirigir o show “CASAL VINTE” para o projeto SEIS E MEIA, na SALA FUNARTE, RIO. Dez anos depois, em outra produção deles, NORA fez parte do grupo “AS ETERNAS CANTORAS DO RÁDIO”, dividindo palco com CARMÉLIA ALVES, VIOLETA CACALCANTI, ZEZÉ GONZAGA, ROSITA GONZALES e ELLEN DE LIMA. O show acabou virando disco.
Uma de suas últimas apresentações foi no CANECÃO carioca, em maio de  2000, quando cantou, em uma cadeira de rodas, “NINGUÉM ME AMA”, homenageada num show de ELYMAR SANTOS. O cantor conseguiu esticar sua temporada na casa em um dia, cuja renda seria para ajudar a cantora no tratamento de uma isquemia. Em 1979, NORA NEY teve câncer na bexiga. Seu marido também deixou de cantar após perder as cordas vocais em conseqüência de um câncer.

APROVADA a indenização de no mínimo cem mil reais a cada família dos 21 trabalhadores mortos na explosão do foguete VLS 1, no Centro de Lançamento de ALCÂNTARA, além de bolsa de 400 reais para cada dependente das vítimas.

PRESO o comerciante ANDRELIDO ALVES DOS SANTOS, de 30 anos, acusado de estuprar pelo menos 20 turistas em PORTO SEGURO. Ele oferecia carona às vítimas, desviava o caminho e violentava as mulheres sob a mira de um revólver.

O escritor espanhol JOAN PERUCHO morreu nesta terça-feira, aos 82 anos, depois de longo período de doença, em BARCELONA, sua cidade natal. Poeta, romancista e ensaísta, era um dos mais destacados da CATALUNHA. Ganhou vários prêmios, dentre eles o PRÊMIO NACIONAL DAS LETRAS, de 2002, concedido pelo Ministério Espanhol de Cultura, por toda a sua obra.

SEPARARAM-SE a atriz CYNTHIA NIXON, intérprete da personagem MIRANDA da série SEX AND CITY, e o fotógrafo DANNY MOZES. A separação foi amigável e não há uma terceira pessoa envolvida. CYNTHIA e MOZES têm dois filhos.

CONDENADO À FORCA o líder da seita VERDADE SUPREMA, TOMOMASA NAGAKAWA, de 41 anos, responsável pelo atentado com gás sarin no metrô de TÓQUIO, em 1995, que deixou 12 mortos.

ANUNCIADA a gravidez da ex-senadora e ex-atriz mexicana IRMA SERRANO, de 69 anos. Ela estaria esperando um filho do seu ex-marido, o empresário ALEJO PERALTA, morto há sete anos, que teve seu sêmen congelado. Em COMITAN, MÉXICO.

2 004   :   -  QUINTA-FEIRA
Cumprimento, pelo telefone, o Sr GERALDO FARIA MARCONDES, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que hoje completa 92 anos de idade. Ele se surpreende com os meus cumprimentos, pois tinha se esquecido do aniversário. Conta que sua senhora requer atenção diuturna, e que pouco pode se afastar de sua companhia. Pergunta sobre a reunião do CONSELHO SUPREMO e a necessidade de se fazer o EDITAL DE CONVOCAÇÃO para a ASSEMBLÉIA GERAL. Digo a ele que será melhor estabelecer a data para o mês de dezembro. Pede-me para fazer um esboço do EDITAL. Conta-me que a FARAH SERVICE está acertando com CARVALHOSA uma maneira honrosa desse sujeito não mais atrapalhar a reforma do Monumento-Mausoléu. Como é um camarada venal, talvez a FARAH “compre” esse homenzinho. Para mim isso é muita baixaria, mas há pessoas desclassificadas que se vendem por muito pouco.

A morte do zagueiro SERGINHO, do SÃO CAETANO, comoveu o BRASIL. Todos os jornais trazem extensas reportagens sobre o infausto acontecimento da noite de ontem. Muita gente comenta a morte do jogador no ônibus, no metrô, na banca de jornais onde passo por volta das 12:30 horas e depois no MMDS, com os oficiais que lá se encontram, como o CORONEL MÁRIO MARGARIDO, CAPITÃO ALEMÃO, TENENTE OLIVEIRA e TENENTE GESOFATO (que apesar de morar na BAHIA, conhecia o zagueiro do SÃO CAETANO). Isso quer dizer que a Nação toda está de luto.
Ainda passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não há grandes novidades. Apenas recebo uma AGENDA 2005 da CAIXA BENEFICENTE, mandada pelo CORONEL PAULO  GALANTE.
Já em casa, mantenho um contato telefônico com o CORONEL MENDES, que se encontra no seu sítio em ATIBAIA. Aviso-o do aniversário do Sr MARCONDES.
       
Cerca de 400 mil fiéis estiveram hoje no SANTUÁRIO DE SÃO JUDAS TADEU, no JABAQUARA, zona sul de SÃO PAULO. As homenagens ao santo dos desesperados, como é conhecido, começaram às 5 horas. Milhares de devotos enfrentaram horas de fila para passar em frente à imagem de SÃO JUDAS e deixar pedidos e agradecimentos nos pés do santo. Foram celebradas missas de hora em hora.
O candidato JOSÉ SERRA esteve na igreja de SÃO JUDAS, em INDIANÁPOLIS. As presenças do tucano e da imprensa provocaram tumulto, o que levou os padres que rezavam a missa a pedir que SERRA se retirasse do altar. O candidato concordou e voltou no momento da benção.

A diminuição da diferença entre MARTA SUPLICY e JOSÉ SERRA nas pesquisas animou os petistas. Milhares de militantes e simpatizantes da candidata participaram hoje do último ato de sua campanha antes da eleição: uma caminhada que terminou em comício na PRAÇA DA SÉ e reuniu estrelas do partido.

A publicitária CAMILA DA SILVA NOVITA, de 28 anos, morreu na tarde de terça-feira, dia 26, ao ser atingida na cabeça por um galho de eucalipto. Ciclista, ela pedalava com um grupo de quatro atletas quando foi atingida na estrada que dá acesso público à Floresta Estadual EDMUNDO NAVARRO DE ANDRADE, no HORTO FLORESTAL DE RIO CLARO, interior de SÃO PAULO.  De acordo com os bombeiros, CAMILA teve traumatismo craniano e fraturas no fêmur e antebraço direitos.

O secretário especial de Direitos Humanos, NILMÁRIO MIRANDA, informou que CLARICE HERZOG, viúva do jornalista VLADIMIR HERZOG, não reconheceu o marido em nenhuma das fotos produzidas por investigação ilegal feita em 1974 pelo extinto SNI. À pedido do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, as imagens foram mostradas à viúva hoje, em SÃO PAULO, por NILMÁRIO, e pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL JORGE FÉLIX. Três fotos foram publicadas pelo CORREIO BRAZILIENSE e atribuídas a HERZOG, morto nas dependências do DOI-CODI, em 1975, durante o regime militar. CLARICE reconheceu que, na verdade, as fotos não eram mesmo de seu marido. CLARICE conseguiu também esclarecer a dúvida que tinha sobre o relógio de HERZOG, que aparece na foto. Segundo ela, a pulseira não é de couro, como de HERZOG, mas de um tipo de metal escuro.

Menos de uma semana depois de receber alta do Hospital PINHEIRO MACHADO, em LARANJEIRAS, BEZERRA DA SILVA, de 77 anos, foi internado novamente. Desta vez, na GAMBOA. O sambista, que está na UTI, chegou ao hospital levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, no meio da tarde de hoje, reclamando de indisposição e falta de ar. Responsável pelo primeiro atendimento ao sambista, a médica REGINA LUCCHESI disse que BEZERRA DA SILVA está tranqüilo: “Apesar da dificuldade de respirar, ele chegou bem-humorado e fazendo brincadeiras. Entretanto, ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico de alta”. BEZERRA DA SILVA ficou internado durante 55 dias na UTI.

A cidade de CORONEL FABRICIANO, no Vale do Aço Mineiro, parou para homenagear PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA SILVA, o SERGINHO. Desde o início da manhã, curiosos, amigos, fãs, parentes, esperavam a chegada do corpo do atleta, transportado por avião e velado no Ginásio do CLUBE CASA DE CAMPO, região central da cidade. Cerca de duas mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, já haviam comparecido ao velório até o final da tarde. O enterro será às 9 horas de amanhã, no Cemitério VALE DA SAUDADE. O avião fretado pelo SÃO CAETANO saiu de CONGONHAS por volta de meio-dia e meia e chegou ao Aeroporto de IPATINGA por volta das 14 horas. O caixão, coberto com a bandeira do clube, foi colocado em caminhão do Corpo de Bombeiros e chegou em CORONEL FABRICIANO por volta das 15:50 horas, recebido com aplausos pelos moradores. SERGINHO era de VITÓRIA, mas começou a carreira profissional em 1995, no SOCIAL, de CORONEL FABRICIANO. Durante cerca de uma hora apenas parentes, amigos íntimos, dirigentes e jogadores dos clubes pelos quais SERGINHO atuou tiveram acesso ao velório. Muito emocionada, a esposa do jogador, ELAINE CRISTINA CASTRO CUNHA, de 28 anos, permaneceu quase o tempo todo ao lado do corpo, amparada por amigos e familiares. Além da bandeira do SÃO CAETANO foram colocadas sobre o caixão as camisas do SOCIAL e do DEMOCRATA de GOVERNADOR VALADARES, clubes que SERGINHO também defendeu antes de ir para o futebol paulista. Estavam presentes ao velório o goleiro SÍLVIO LUÍS e outros companheiros de clube – MINEIRO, EULLER, LÚCIO FLÁVIO, MARCINHO e DININHO. O presidente do SÃO CAETANO, NAIRO FERREIRA DE SOUZA, o vice-presidente LUIZ DA PAULA e outros dirigentes também compareceram.
Por volta das 17 horas, os portões foram abertos para todos – e longas filas se formaram na rua até o interior do ginásio. Abalados com a morte do filho, os pais do jogador, VIRGÍLIO e ANA, que moram em VITÓRIA, chegaram ao velório por volta das 18 horas.

MORREU em SERRANA, aos 93 anos, o engenheiro, advogado e ex-combatente da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32 (BATALHÃO 14 DE JULHO) o doutor ÉDER ACCORSI. Era oficial da Igreja Presbiteriana do BRASIL. Ali exerceu os cargos de vice-presidente do Instituto Presbiteriano MACKENZIE e Chanceler da Universidade MACKENZIE. Foi ainda chefe de gabinete da Presidência daquele  Instituto. O corpo será trasladado para NITERÓI (RJ), onde se realizará o enterro no Cemitério CHARITAS.

FALECEU o CORONEL PM Ref GILBERTO TUYUTY VILLA NOVA, aos 80 anos, em SANTOS. Foi enterrado no MEMORIAL DE SANTOS. A missa de sétimo dia será no dia 6 de novembro de 2004, na Igreja NOSSA SENHORA DE POMPÉIA, às 19 horas, em SANTOS. Nasceu em 24 de maio de 1924. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 3 de março de 1942. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 23 de dezembro de 1944. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 19 de dezembro de 1945; 1 º Tenente- 25 de maio de 1949; Capitão – 25 de agosto de 1956; Major – 15 de dezembro de 1963; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 1965. Não tenho as datas de sua promoção a CORONEL e nem a da passagem para a inatividade. Era casado com dona LÚCIA PEREIRA VILLA NOVA. Deixa as filhas LUCÍLIA, MARILENA e MARIA.

INOCENTADO CORNELIUS HORAN, o ex-padre irlandês que atrapalhou o brasileiro VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA na maratona de ATENAS. Ele era acusado de pedofilia. Depois da sentença, HORAN fez a dança típica irlandesa vestindo trajes tradicionais. Em LONDRES, INGLATERRA.

RENUNCIARAM os advogados do ex-ditador iugoslavo SLOBODAN MILOSEVIC sob a alegação de falta de colaboração do cliente. O tribunal de HAIA, das NAÇÕES UNIDAS, terá de resolver agora como concluir um dos julgamentos mais importantes da História.
 
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), YASSER ARAFAT, será levado à FRANÇA para ser tratado de uma doença ainda não identificada, que na véspera alertou o mundo para seu delicado estado de saúde. A viagem teria sido decidida depois de o primeiro-ministro de ISRAEL, ARIEL SHARON, ter dito a seu contraparte palestino, AHMED QOREI, que ARAFAT poderia voltar à CISJORDÂNIA se precisasse ir ao exterior para receber tratamento. A data da viagem não foi anunciada.

Rebeldes aumentaram hoje a pressão sobre aliados militares dos EUA no IRAQUE ao seqüestrar uma polonesa e manter um civil japonês sob ameaça de morte. Uma britânica também se encontra nas mãos dos seqüestradores. A rede de TV AL-JAZEERA divulgou hoje um vídeo mostrando a mulher, não identificada, sentada entre dois mascarados. Nas imagens era possível ver uma faixa negra com o nome de um grupo ABI BAQR AL-SIDDIQ AL-SALAFYIA, até então desconhecido. Os seqüestradores disseram que a polonesa trabalha para as Forças dos EUA no IRAQUE e exigem que a POLÔNIA retire suas tropas do país como condição para libertar a refém.
O número de mortes de iraquianos subiu para cem mil desde o início da guerra no país, em março de 2003, disseram pesquisadores da JOHNS HOPKINS BLOOMBERG SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, em BALTIMORE, nos EUA, em estudo publicado no jornal “THE LANCET”.

Tragédia na FRANÇA. Um adolescente de 14 anos, armado com uma escopeta de caça, matou seu pai, sua mãe, um irmão de quatro anos e ainda feriu gravemente a sua irmã de 11 anos, na pequena cidade de ANCOURTEVILLE-SUR-HÉRICOURT, oeste do país. As autoridades ainda não sabem porque o rapaz abriu fogo contra a família. Hoje, psicólogos se reuniram com o garoto para tentar descobrir as razões que o levaram ao crime. O jovem, cujo primeiro nome é PIERRE e que está sob a custódia da polícia, admitiu ter sido o autor do triplo assassinato e segundo o procurador MICHEL LÉVY “permanece assustadoramente calmo”. Na quarta-feira, dia 27, PIERRE, que estava sozinho em casa, alegou ter “repentinamente”, tido a idéia de matar os pais enquanto fazia os deveres de casa. Convicto, ele foi buscar a escopeta de caça de seu pai, e carregou com quatro cartuchos e foi ver o filme de senho animado “SHREK”, à espera de seus familiares. Os primeiros a voltar foram sua mãe e seu irmão. PIERRE deu dois tiros na mulher. Depois, trancou o cadáver no banheiro e foi até seu quarto pintar desenhos. Enquanto o caçula chorava, PIERRE esperou MARION, a irmã, voltar para casa. Como ela insistia em querer entrar no banheiro, ele também disparou contra ela. Após atirar na irmã, o rapaz atirou contra seu irmão mais novo, que morreu a hora. Entre um crime e outro, o garoto retornava à sala para ver o desenho animado. Finalmente, recarregou a arma, esperou que o pai voltasse e o matou a tiros. Embora ferida, MARION conseguiu escapar e pedir ajuda para os vizinhos. PIERRE fugiu de bicicleta e chamou a polícia para confessar o crime.

2 005  :   SEXTA-FEIRA         QUADRILHA 84 16181Z218
Diante da “A LENDA DO ZORRO”, que chega aos cinemas do País hoje, é difícil não lembrar a famosa expressão: “em time que está ganhando não se mexe”. Pois, clichê à parte, lá está novamente o carisma de ANTÔNIO BANDERAS na pele do fidalgo DON ALEJANDRO DE LA VEJA, que secretamente cobre-se de preto para lutar pelos oprimidos tornando-se ZORRO, o herói-espadachim. CATHERINE ZETA-JONES também está de volta. A atriz interpreta ELENA, a mulher do mascarado. A bela morena mostra-se tão habilidosa na luta e nas artimanhas que, por vezes, acaba deixando o lendário ZORRO em segundo plano. A direção continua com o neozelandês MARTIN CAMPBELL que garante os combates espalhafatosos, inverossímeis, com  muita, muita pirotecnia nas cenas de ação. Quem ficou de fora foi o veterano ANTHONY HOPKINS, cujo personagem morreu no final da primeira saga. No filme, a dupla de protagonistas, casada há dez anos, entra em crise e ELENA pede o divórcio. Sozinho, ALEJANDRO não se conforma com a atitude da mulher, ainda mais quando ela passa a freqüentar a casa de um almofadinha. JOAQUIM (ADRIAN ALONSO), o filho serelepe do herói, também se rebela contra o pai e ZORRO entra em crise e vê-se decadente. Pior: a população da CALIFÓRNIA precisa de alguém que a defenda, pois um grupo de malfeitores conspira para impedir que o território torne-se o 31 º Estado americano. A história se passa em 1850. Enfim, os elementos de “A MÁSCARA DO ZORRO” (1998) seguem aqui quase inabalados por conta do enorme sucesso do primeiro longa-metragem, que arrecadou 250 milhões de dólares.
Pela manhã, recebo um telefonema do CORONEL PM Res RICARDO JACOB, tesoureiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele mandou os estratos bancários para um perito e chegou a uma conclusão que “meteram a mão” em dinheiro da Sociedade, em fins do ano passado. Peço a ele para se efetuar o rastreamento de quem levou o dinheiro. É uma acusação gravíssima, que se for realidade, poderá causar surpresas que ainda não conhecemos.

Procuro entrar em contato com o Sr GERALDO FARIA MARCONDES. Ele completa hoje 93 anos de idade. Telefono para sua casa. Recebo a notícia de que está ao lado de sua esposa, na clínica de saúde, e retornará para sua residência à noite. Fica o recado do cumprimento pela data natalina.

Hoje é ponto facultativo, dia do Funcionalismo, mas vou à cidade de SÃO PAULO. Tenho reunião com oficiais do MMDS e expediente normal na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A temperatura quente faz prever chuva para a tarde. VICTÓRIO cuida da administração e já apresenta as últimas atividades de outubro. Teremos uma reunião na segunda-feira, dia 31, na Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Ouvimos também os relatórios do RAFAEL, que na condição de oficial mais moderno da Entidade, é o responsável pela escrituração de tudo.

No MMDC, tento copiar todo o arquivo do computador, mas o dispositivo para CD não está ligado. O CORONEL PM MENDES está empenhado no pagamento de dívidas da Sociedade. Ouve de mim o teor da conversa que o CORONEL RICARDO teve comigo, por telefone, pela manhã. Depois, é o próprio CORONEL RICARDO que liga para o MENDES. Achamos que ele esteja equivocado ao dizer que “alguém meteu a mão no dinheiro da Sociedade”. O presidente GINO STRUFFALDI não vem hoje ao MMDC. Mantém uma ligação telefônica conosco, querendo saber de novidades.

Por volta das 16 horas, quando cai violenta chuva no centro da cidade, recebemos a visita do PRIMEIRO-TENENTE PM MÁRIO KITSUWA, do CASJ. Ele está encarregado de elaborar um trabalho acadêmico sobre idosos. Pensou nos veteranos da revolução de 1932. Deixamo-o à vontade na Sociedade, pois já está um tanto tarde. A chuva continua a cair. O MENDES deixou o carro no pátio do Corpo de Bombeiros. Como é hábito, vai me levar até as imediações do ponto do ônibus EXPRESSO COCAIA.   

Com ventos de até 100 km/h, a forte chuva que caiu nesta tarde na cidade de SÃO PAULO derrubou pelo menos 41 árvores, alagou ruas, provocou congestionamentos e causou apagões em vários bairros da Capital e da Grande SÃO PAULO. Caiu granizo em parte da Capital e em alguns municípios do Interior. Os bairros mais atingidos foram os de SÃO MATEUS, GUAIANAZES, CAMPO LIMPO, JABAQUARA e SANTO AMARO.

Durante a noite, apanhando no computador, que ainda apresenta falhas, procuro colocar minhas memórias em dia. Chove muito e estudo também mais uma operação do DALAVECCHIA, dessa feita em comum acordo com o FROTA, nosso velho conhecido. 

O INTERNACIONAL sofreu um bocado para derrotar o CORITIBA por 3 a 2, em PORTO ALEGRE. O empate só foi evitado por causa de um gol de RENTERIA aos 42 minutos da segunda etapa. O INTER chegou à vice-liderança do BRASILEIRO, com 62 pontos, oito a menos do que o CORINTHIANS. O CORITIBA tem apenas 38. Esse jogo foi o último dos onze repetidos por causa do escândalo de arbitragem protagonizado por EDILSON PEREIRA DE CARVALHO.
Em um campo encharcado, o SÃO CAETANO derrotou o PARANÁ por 3 a 1, no Estádio PINHEIRÃO.

A tensão entre governo e oposição já leva líderes do PFL e do PSDB a se organizarem para apresentar pedido de impeachment do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA por uso de CAIXA 2 na campanha de 2002. Os dois lados subiram o tom depois dos ataques feitos pelo presidente do PT, RICARDO BERZOINI. “Daqui para a frente será olho por olho, dente por dente”, avisa o líder do PFL, no Senado, JOSÉ AGRIPINO. Já o PT acusa pefelistas e tucanos de golpismo, mantém retórica agressiva e estuda pedir a cassação do senador EDUARDO AZEREDO, ex-presidente do PSDB, pela mesma acusação feita a LULA. Não deu resultado uma tentativa de acalmar os ânimos pelo ministro das Relações Institucionais, JÁQUES WÁGNER, que tentou estabelecer um diálogo com a oposição.

JOSÉ RAINHA JÚNIOR, coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST) no PONTAL DO PARANAPANEMA, em SÃO PAULO, foi condenado hoje, em primeira instância, a dez  anos de prisão em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade. Além dele, foram condenados outros três coordenadores do MST, CLÉDSON MENDES DA SILVA, MANUEL MESSIAS DUDA e SÉRGIO PANTALEÃO. Eles foram condenados pelo juiz MAURÍCIO FERREIRA FONTES por prática de incêndio criminoso e furto qualificado durante a invasão, em 2000, da Fazenda SANTANA DA ALCÍDIA, em TEODORO SAMPAIO, no PONTAL DO PARANAPANEMA. Só CLÉDSON foi preso até o momento. RAINHA e os outros fugiram para não serem presos.
É a quinta vez que RAINHA recebe ordem de prisão. No total, desde 2002, RAINHA já esteve preso quatro vezes no PONTAL, devido a processos por porte ilegal de arma, formação de quadrilha e furto, entre outras acusações.

Uma decisão do ministro MARCO AURÉLIO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, provocou grande confusão hoje no Senado. Ele determinou que JOÃO CAPIBERIBE seja reempossado no mandato de senador até que se esgotem todas as possibilidades de recurso contra sua cassação, ou seja, até que a sentença condenatória transite em julgado. A liminar do Supremo foi concedida dois dias depois de o presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, empossar o suplente GILVAN BORGES. Hoje mesmo, CAPIBERIBE retornou ao mandato, empossado pelo presidente em exercício do Senado, TIÃO VIANA. BORGES foi surpreendido pela notícia quando negociava com o diretor-geral do Senado, AGACIEL MAIA, a mudança de seu gabinete para o Anexo 1, uma área considerada mais reservada e que atraiu senadores como JOSÉ SARNEY, ROSEANA SARNEY e TASSO JEREISSATI.

LEWIS LIBBY, chefe de gabinete do vice-presidente dos EUA, DICK CHENEY, e conselheiro do presidente GEORGE W. BUSH, foi indiciado hoje por ter obstruído a Justiça, prestado informações falsas ao FBI e mentido sob juramento perante um júri federal, no inquérito sobre o vazamento da identidade de uma agente da CIA. Ele pediu demissão. Se condenado, poderá ter pena de até 30 anos de prisão e multa de 1,25 milhão de dólares. São esperados mais indiciamentos no caso.

ISRAEL deve ser varrido do mapa, repetiu hoje o presidente do IRÃ, MAHMUD AHMEDINEJAD. A frase, que provocou forte reação na quarta-feira, dia 26, foi repetida no DIA DE JERUSALÉM, em que os manifestantes prestam solidariedade à causa palestina. “Temos de conversar é sobre adicionar o Estado Palestino no mapa”, disse o negociador-chefe palestino SAEB EREKAT. O Conselho de Segurança da ONU condenou as declarações de AHMEDINEJAD.

O cientista americano RICHARD SMALLEY, um dos vencedores do NOBEL DE QUÍMICA de 1996, morreu nesta sexta-feira, aos 62 anos, de câncer. Ele recebeu o prêmio pela descoberta das buckybolas – moléculas com o formato de bolas de futebol, feitas de 60 átomos de carbono. Considerado um dos precursores da nanotecnologia, em depoimento ao Congresso dos EUA em 1999, SMALLEY afirmou: “O impacto da nanotecnologia (materiais e dispositivos na escala de um nanômetro, ou milionésimo de milímetro) na saúde, na riqueza e no padrão de vida das pessoas será no mínimo equivalente às influências combinadas da microeletrônica, do diagnóstico por imagens, da engenharia computadorizada e dos polímeros artificiais neste século”.

2 006    :     -    SÁBADO   1/ 825/1/ 84 16418154
Encarregado de elaborar os relatórios da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, estou com um grande problema. Nos anos de 2003 e 2004, por causa do modo ditatorial como o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES cuidava da presidência da Sociedade, esses relatórios não puderam ser feitos. Ele não queria que a realidade da Sociedade fosse relatada e impediu que isso se concretizasse. Em 2004 a coisa ficou pior ainda, pois a partir do 9 de Julho a Sociedade ficou sem secretário, face a minha demissão. Agora, temos de corrigir tudo isso a fim de atender uma solicitação da Prefeitura, a fim de que a Sociedade goze do status de ser de utilidade pública. Vou usar os momentos deste sábado para dar um avanço nesses relatórios, sem prejuízo do que faço normalmente.

Apesar das mais de 30 horas de negociação, o desfecho da história não foi diferente do anunciado pelo marceneiro GILBERTO GOMES DE LIMA, de 42 anos. Desde a noite de quinta-feira, ele mantinha a mulher e a amante grávida reféns em sua loja de móveis na CIDADE TIRADENTES, zona leste da Capital. Hoje, conforme o prometido, ele matou a amante ANDRÉIA PEREIRA DOS SANTOS, de 31 anos, às 6:15 horas, e depois se suicidou com um tiro no ouvido.
A mulher de LIMA, GILVANETE DA SILVA LIMA, de 37 anos, não foi ferida. Segundo os médicos do Hospital Geral do ITAIM PAULISTA, onde foi atendida, ela chegou com o rosto inchado, afirmando ter levado um soco do marido. Orientada a passar pela avaliação de um cirurgião plástico, GILVANETE preferiu não esperar e foi embora. E a única testemunha não foi mais encontrada para depor.
Durante toda a madrugada de ontem para este sábado, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) tentou, sem sucesso, a rendição de GILBERTO. “Esgotamos todas as possibilidades de negociação”, afirmou o CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, um dos responsáveis pela operação.
A família do marceneiro, por várias vezes, falou com ele ao telefone. “Nosso contato foi às 5 horas. Até o netinho dele, de 3 anos, tentou convencer o avô a sair. Ele disse que iria se entregar, mas depois não atendeu mais as nossas ligações”, afirmou uma das irmãs de GILBERTO, MARLENE MAGALHÃES, de 41 anos.
Em coletiva na tarde deste sábado, o Comandante do Policiamento de Choque da PM, CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA, desse que não havia nenhuma alternativa melhor do que tentar vencê-lo pelo cansaço. “Ele estava mentalmente confuso, e não se tratava de um marginal”. A invasão do local também foi descartada. “A garagem era hermeticamente fechada, haveria um retardo natural e ele estava com a arma engatilhada”.
Cerca de 100 policiais participaram da operação. “Estávamos confiantes de que ele iria se entregar”, disse o CORONEL PM JOVIANO CONCEIÇÃO LIMA.

A torcida do SÃO PAULO gritou “tetracampeão” após a boa vitória de seu time sobre o FIGUEIRENSE por 2 a 0, em FLORIANÓPOLIS. O título brasileiro de 2006 ainda não foi conquistado matematicamente, mas está cada vez mais perto da equipe paulista. A taça dificilmente deixará de ir para o MORUMBI, faltando 7 rodadas para o fim da competição. O triunfo mantém os são-paulinos com vantagem de 7 pontos sobre o vice-líder, o INTERNACIONAL, e dá mais tranqüilidade para os próximos jogos. ROGÉRIO CENI teve pouco trabalho no 700º jogo com a camisa tricolor. Mas levou um susto no começo. No primeiro lance, SCHWENCK quase abriu o placar. JÚNIOR salvou em cima da linha.
O SANTOS segue sua rotina de teimosia. A torcida pede espetáculo, show de bola e boas vitórias e a equipe insiste em jogar mal. Hoje, na VILA BELMIRO lotada, o time repetiu o futebol burocrático desempenhado desde o início do Campeonato Brasileiro. Feio, mas bastante eficiente. Diante de um desesperado SÃO CAETANO, vitória de 1 a 0, gol de RODRIGO TABATA.
A PONTE PRETA segue firme sua caminhada rumo à Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje, entrou em campo diante do BOTAFOGO, no MOISÉS LUCARELLI com a possibilidade de sair da zona do rebaixamento. Precisava vencer para superar o FLUMINENSE na classificação. Porém, fez tudo errado, perdeu o jogo por 2 a 1 e segue com dois pontos atrás do tricolor carioca.
Outros jogos: ATLÉTICO PARANAENSE 4 x PARANÁ 0; GOIÁS 2 x CRUZEIRO 3.

Milhares de fiéis lotaram o SANTUÁRIO DE SÃO JUDAS TADEU, na Avenida JABAQUARA, zona sul da Capital, em razão do dia da morte do santo, um dos 12 apóstolos de CRISTO. Para homenagear SÃO JUDAS, conhecido como o “santo dos desesperados” foram celebradas missas de hora em hora desde as 5 horas até as 20 horas. Nas três primeiras missas do dia, oito mil hóstias foram distribuídas aos fiéis durante a comunhão. Mais de 350 mil pessoas já haviam passado pelo local às 19 horas. Muitos fiéis tiveram de assistir aos festejos do lado de fora da igreja. Às 19 horas, uma procissão partiu do santuário e percorreu as avenidas JABAQUARA, PIASSANGUABA e as ruas CAMPINA DA TABORDA e TACIRA. Às 21 horas, foi realizado um show musical com o padre JUAREZ.
A primeira missa do dia foi celebrada pelo arcebispo da cidade de APARECIDA, dom RAYMUNDO DAMASCENO. Foi a primeira vez que ele participou das festividades na Capital. Após a cerimônia, a imagem de NOSSA SENHORA APARECIDA PEREGRINA, que permaneceu no altar da igreja por uma semana, foi devolvida ao SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA, no VALE DO PARAÍBA. A última missa foi celebrada por dom CLÁUDIO HUMMES, arcebispo de SÃO PAULO.
Moradores da VILA OLÍMPIA, na zona oeste de SÃO PAULO, ganharam hoje a PRAÇA RAUL CORTEZ. Instalado entre as ruas das OLIMPÍADAS e GOMES DE CARVALHO, em 1.400 metros quadrados, o novo espaço faz parte do projeto de revitalização da região, na extensão que vai da Rua FUNCHAL até a Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA. “É uma praça linda, num lugar maravilhoso, que representa o carinho que meu pai tinha por SÃO PAULO. Ele morava aqui perto, em SANTO AMARO”, disse a atriz LÍGIA CORTEZ, filha do ator falecido em julho passado, aos 73 anos.   

O suíço ROGER FEDERER e a russa MARIA SHARAPOVA chegam pela segunda semana seguida à final. No embalo do título em MADRI, FEDERER bateu PARADORN SRICHAPHAN na BASILÉIA e amanhã pega FERNANDO GONZÁLEZ. Em LINZ, ÁUSTRIA, SHARAPOVA, que havia vencido em ZURIQUE, passou por PATTY SCHNYDER e agora encara NADIA PETROVA.

O ex-campeão mundial dos pesos-pesados TREVOR BERBICK foi morto hoje em seu país, a JAMAICA. Ele foi o último boxeador a derrotar MUHAMMAD ALI, em 1981, e foi dono do título mundial por pouco tempo em 1986, antes de perdê-lo para MIKE TYSON. BERBICK, de 51 anos, sofreu um ferimento na cabeça durante assalto em NORWICH, a 91 quilômetros de KINGSTON. 

A rede de televisão estatal de CUBA divulgou hoje uma gravação na qual o presidente FIDEL CASTRO, de 80 anos, desmente os boatos de que seu estado de saúde tenha piorado. No vídeo, de apenas cinco minutos, um FIDEL magro aparece vestido com um conjunto esportivo. Ele caminha, conversa ao telefone e, para provar que as imagens são atuais, lê o jornal do dia em voz alta. Estas são as primeiras imagens do líder cubano que vêm a público em mais de 40 dias.
FIDEL está afastado do cargo desde julho, quando foi submetido a uma cirurgia no intestino e passou o poder provisoriamente a seu irmão, RAÚL CASTRO. A última vez que haviam sido veiculadas imagens suas foi em 18 de setembro, quando o diário oficial GRANMA publicou fotos do líder cubano com o deputado argentino MIGUEL BONASSO.

Seis policiais ficaram levemente feridos em confrontos nos bairros da periferia de PARIS ontem à noite, durante a qual também foram incendiados dois ônibus e 277 carros, no primeiro aniversário da onda de violência de 2005, na FRANÇA.

2 007    :     -    DOMINGO
Os argentinos vão hoje às urnas para – a confirmar-se a quase totalidade das pesquisas – assegurar a continuidade do governo do presidente NÉSTOR KIRCHNER. Desta vez, por intermédio da mulher dele, a senadora CRISTINA FERNÁNDEZ DE KIRCHNER.
Embalado principalmente pelo apoio do interior – onde programas assistenciais do governo ajudaram a recuperar a economia após os anos de aperto fiscal de CARLOS MENEM e FERNANDO DE LA RÚA – o casal KIRCHNER resistiu às denúncias de corrupção e à escalada da inflação. Assim, CRISTINA deve obter entre 41% e 49% dos votos. Pela legislação Argentina, ela precisa de pelo menos 40% para vencer já no primeiro turno, caso tenha uma vantagem de mais de dez pontos porcentuais sobre o segundo colocado.

Um domingo de calor. Faço o transporte de pacotes de jornais e recortes para a HEMEROTECA VENTURA. Também dedico o domingo para a organização de meus arquivos.
Mantenho um contato telefônico com o Sr GERALDO FARIA MARCONDES, aniversariante do dia. Ele está completando 95 anos de idade. Confirma sua presença no dia 31, última quarta-feira do mês, quando iremos comemorar o “DIA DOS ANIVERSARIANTES”.

Corintianos transformam o PACAEMBU em um caldeirão e o time responde em campo com muita raça, buscando a vitória, por 2 a 1, sobre o FIGUEIRENSE. Foi a vitória do jeito que a FIEL torcida gosta. No sufoco, com a equipe disputando cada bola como se fosse a última e sofrimento até o final.
Aliviado, o CORINTHIANS pôde comemorar que colou no GOIÁS na luta para escapar do rebaixamento. O TIMÃO subiu para 41 pontos. A mesma pontuação dos goianos, mas no critério de desempate número de vitórias está 12 a 10 pra o time do Centro-Oeste. FINAZZI foi o herói da partida. Marcou duas vezes.

A torcida do SÃO PAULO já tem data, horário e local para soltar o grito de pentacampeão. Um simples empate contra o lanterna AMÉRICA – RN, quarta-feira, no MORUMBI, garantirá o quinto título brasileiro ao TRICOLOR. Hoje, o líder disparado do CAMPEONATO BRASILEIRO deu mais um show de eficiência. ROGÉRIO CENI, de falta, e ALOÍSIO marcaram os gols da vitória, por 2 a 1, sobre o SPORT. O SÃO PAULO ainda desperdiçou um pênalti, cobrado pelo goleiro ROGÉRIO. Outros resultados da rodada: GRÊMIO 4 x NÁUTICO 3; PARANÁ 1 x INTERNACIONAL 0; JUVENTUDE 1 x BOTAFOGO 1; AMÉRICA – RN 0 x FLAMENGO 1; VASCO 2 x PALMEIRAS 2.

Um sucesso. Assim pode ser definido o DOMINGO AÉREO, evento comemorativo à SEMANA DA ASA e ao primeiro vôo do DEMOISELLE – avião concebido por ALBERTO SANTOS DUMONT – nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), que recebeu um público estimado em 120 mil pessoas, em sua maioria crianças, que ficaram encantadas com as aeronaves e os shows de acrobacias aéreas. Em uma ocasião fechada com chave de ouro com uma brilhante exibição da ESQUADRILHA DA FUMAÇA, não faltaram emoções e muita diversão por conta das apresentações de pára-quedistas, do BRAZILIAN WALKING SHOW, com o piloto PEDRINHO e sua mulher MARTA em cima da asa de uma aeronave SHOW CAT, dos pilotos ANTÔNIO MARCOS GERALDI, com um avião acrobático CHRISTIAN EAGLE, LUIZ CARLOS DELL´AGLIO, com uma aeronave EXTRA 230, e BETO BAZAIA, com um BUCKER e de vôos rasantes de caças F-5 II TIGER da Força Aérea Brasileira.
“Esta é uma festa que encerra grandes atividades, ao todo 17 eventos comemorativos à Semana da Asa. Estamos fazendo isso no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e a abertura dos portões para o público, principalmente para as crianças e aos jovens e famílias, é algo muito importante”, comemorava o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER, Comandante do IV COMANDO AÉREO REGIONAL (IV COMAR).

Abalado com a denúncia de que manteve relações sexuais com um ex-interno da FEBEM (atual FUNDAÇÃO CASA), o padre JÚLIO LANCELOTTI não rezou hoje as missas na Paróquia SÃO MIGUEL ARCANJO, ambas na MÓOCA. Acostumados a assistir aos sermões de LANCELOTTI aos domingos, os fiéis ficaram tristes com sua ausência e o defenderam das acusações. O padre JOÃO BATISTA, pároco da Igreja de SANTA RITA DE CÁSSIA, no PARI, que hoje substituiu LANCELOTTI na missa das 7:30 horas, pediu aos fiéis que rezassem por ele e pela comunidade. Na Capela SÃO JUDAS TADEU, que fica dentro da Universidade SÃO JUDAS, dom PEDRO LUIZ STRINGHINI, bispo auxiliar da arquidiocese de SÃO PAULO, substituiu LANCELOTTI.

Uma multidão lotou hoje a Paróquia SÃO JUDAS TADEU, no bairro do JABAQUARA, zona sul. Cerca de 350 mil fiéis compareceram ao santuário, que comemorou o dia do santo das causas impossíveis com extensa programação, que começou às 5 horas e terminou às 21 horas, com show do padre JOÃOZINHO.
Vinte e três padres se revezaram para celebrar as missas. Às 19 horas começou a procissão, seguida de missa campal – celebrada por dom ODILO PEDRO SCHERER, e pelo show do padre JOÃOZINHO.

A chefe da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF, deve receber alta amanhã do Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO, segundo a assessoria da ministra. DILMA chegou ao hospital ontem, por volta das 11 horas, para fazer exame de rotina, quando foi diagnosticado um quadro de diverticulite aguda. A ministra foi atendida por uma equipe de gastroenterologistas coordenada pelo médico RIAD YOUNES, diretor clínico do hospital.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, será submetida amanhã a uma cirurgia para a retirada de um tumor na região abdominal. O procedimento cirúrgico acontecerá no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Com sua internação e com o embarque amanhã do presidente LUIZ INÁCIO DA SILVA para ZURIQUE, na SUÍÇA, quem assume a Presidência da República é o presidente da Câmara dos Deputados, ARLINDO CHINAGLIA.
LULA viaja à SUÍÇA para participar da solenidade em que a  FIFA formalizará o BRASIL como sede da COPA DO MUNDO de 2014.

O ex-presidente da República, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, classificou de “grande insensatez” a idéia de um terceiro mandato para o seu sucessor, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Na opinião do tucano, que desembarcou hoje em ISRAEL para ministrar uma palestra sobre cenário político e econômico brasileiro na Universidade de TEL AVIV, um novo mandato seria “antidemocrático”. 

Na sexta eleição presidencial consecutiva desde a redemocratização do país, em 1983, os argentinos elegeram pela primeira vez uma mulher presidente. Em meio a denúncias de irregularidades apresentadas por partidos opositores, pesquisa de boca-de-urna divulgada à noite pelo “CANAL 13” de TV, um dos mais importantes do pais, indicou que a senadora e primeira-dama, CRISTINA FERNÁNDEZ DE KIRCHNER venceu no primeiro turno, com 46,3% dos votos. 

Forças afegãs e da coalizão liderada pelos EUA mataram cerca de 80 combatentes do TELEBAN em seis horas de confronto no sul do AFEGANISTÃO. O combate começou após militantes taleban abrirem fogo ontem contra uma patrulha de reconhecimento conjunto perto da cidade de MUSA QALA, na Província de HELMAND. Os taleban tomaram o controle de MUSA QALA em fevereiro.

Tropas turcas mataram hoje 20 rebeldes curdos, na maior ofensiva contra militantes do Partido dos Trabalhadores do CURDISTÃO (PKK) no leste da TURQUIA. A operação envolveu 8 mil soldados e helicópteros artilhados e ocorreu na província predominantemente curda de TUNCELLI, a centenas de quilômetros da fronteira com o IRAQUE, onde as ações militares dos últimos dias estavam sendo lançadas.

2 008      :      -    TERÇA-FEIRA
Um dos grandes problemas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC diz respeito à falta de pagamento de mensalidades por parte de associados. Num total de 108 associados inadimplentes, é lógico que a Entidade fique em situação alarmante. O nosso tesoureiro não tem ajudado muito na cobrança dos devedores. Assim é que procuro ajudar nessa parte, fazendo nesta data, alguns contatos. Um deles diz respeito ao núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA. Nossa funcionária MARINEI alerta-me que nem o TENENTE PM ALEXANDRE, diretor do Conselho Deliberativo do núcleo e pessoa que praticamente manobra tudo, não é associado. Entro, via fone, em contato com ele. A desculpa é que o nosso Estatuto vai ser reformulado. É algo muito pueril para servir como escape para não providenciar o pagamento dos associados ao núcleo. Ele fica de providenciar a respeito.
Quanto à reforma da sede da Sociedade é outro ponto de dúvida. Entro em contato com o MAJOR PM BORTOLETO, da Assistência Militar do Tribunal de Justiça, e passo a ele os telefones do LUIZ FERNANDO, neto do Sr MARCONDES, que ficou de nos ajudar na reforma do telhado, mas que não mais procurou a Sociedade. Como o presidente do TJ disse ser ponto de honra dele essa ajuda no sentido da reforma da sede do MMDC, o MAJOR PM BORTOLETO irá entrar em contato com o LUIZ FERNANDO.
Lembramos que hoje é data de aniversário do nascimento de GERALDO FARIA MARCONDES, falecido em 25 de julho deste ano. Se fosse vivo estaria completando 96 anos neste 28 de outubro. Apesar de todos os problemas que tivemos com o senhor MARCONDES, principalmente em 2004, quando a Sociedade atingiu seus piores momentos, vamos reverenciá-lo pelo que ele fez, em outros tempos, pelo bem da Sociedade. Pena é que seu neto, que prometeu ajudar a Sociedade, esteja afastado desses seus propósitos, por motivos que desconhecemos.
GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO telefona para dizer que, por motivo de saúde, não poderá comparecer amanhã no “DIA DOS ANIVERSARIANTES”. Ele completou 90 anos no último dia 15. 
Outra pessoa que também deve e não paga talvez por excesso de atividades é o MAJOR PM OLÍMPIO. Como deputado estadual lhe sobra pouco tempo para pensar em outras coisas a não ser as relacionadas com a Assembléia Legislativa. A MARINEI passa-lhe uma mensagem, via internet, cobrando-lhe.
Nosso presidente não vem hoje ao MMDC. Telefona para dizer que amanhã trará um bolo e uma torta para o DIA DOS ANIVERSARIANTES e que virá  um pouco mais cedo para o momento da entrega de medalhas para nove cadetes e dois oficiais. O CORONEL PM MENDES acertou essa solenidade para 13:30 horas.
Por telefone também converso com o TENENTE PM PATRÍCIO. Ele se encarregou de mandar cartas para as pessoas que receberam a Medalha PEDRO DE TOLEDO, a fim de que se tornem nossas associadas.

Um dos principais líderes da maior greve da história da polícia de SÃO PAULO alerta: a paralisação só vai acabar quando uma ampla reforma da Polícia Civil for colocada em pauta pelo Estado. “O movimento pode durar até o fim do governo, por mais 720 dias. Mesmo não sendo o que queremos”, afirma o diretor da Associação dos Delegados de Polícia de SÃO PAULO, o delegado ANDRÉ DAHMER.

A PMESP decidiu afastar o coronel responsável pelas investigações da invasão ao cativeiro onde as jovens ELOÁ e NAYRA foram mantidas reféns , em SANTO ANDRÉ. O CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAIS havia sido nomeado para comandar as investigações na semana passada. A primeira e única entrevista que ele deu foi determinante para o afastamento, de acordo com a própria PM.
Antes de começar a apurar os fatos, o oficial demonstrava ter opinião formada sobre a ação: “Não há nenhuma indicação de que eles (PMs) tenham cometido nenhuma ação grave, muito pelo contrário, estavam ali para proteger. Não houve erro”, afirmou ELISEU, no dia 22 de outubro. Na avaliação da polícia, o coronel emitiu opinião particular, o que poderia gerar conflitos durante a investigação. Não foi revelado ainda o nome do substituto.

Segundo a Paróquia SÃO JUDAS TADEU, cerca de 300 mil devotos celebraram hoje o DIA DE SÃO JUDAS. A organização estima que foram vendidas entre sete e 7,5 toneladas de vela. O dinheiro arrecadado irá para obras sociais do santuário, segundo a organização. Ao todo, foram 15 missas ao longo do dia. Além das celebradas no interior da paróquia, houve também as feitas na rua, com trio elétrico – o que é novidade, já que em 2007, segundo a organização, só uma missa era campal. Do lado de fora, os fiéis também viram uma apresentação do PADRE ZEZINHO, do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Foi aberto hoje na Justiça o processo contra LINDEMBERG FERNANDES ALVES, de 22 anos. O promotor ANTÔNIO NOBRE FOLGADO, do Ministério Público de SANTO ANDRÉ, apresentou sua denúncia no início da tarde. Ele denunciou LINDEMBERG por homicídio duplamente qualificado (sem chance de defesa e motivo torpe), duas tentativas de homicídio duplamente qualificado (por ter atirado no rosto de NAYARA e contra um policial), periclitação de vida (por ter colocado a vida de terceiros em risco ao atirar contra a multidão que acompanhava o seqüestro), e cárcere privado dos quatro adolescentes que manteve reféns.
Além disso, o promotor denunciou também o pai de ELOÁ, EVERALDO PEREIRA DOS SANTOS, por falsidade ideológica, uso de documentos falsos e posse ilegal de arma de fogo (LINDEMBERG encontrou uma espingarda calibre 22 sem registro no apartamento durante o seqüestro). EVERALDO é acusado de pertencer a um grupo de extermínio em ALAGOAS e vivia em SÃO PAULO com identidade falsa.
O juiz CARLOS DE FRANÇA CARVALHO NETO, das Execuções Criminais de SANTO ANDRÉ, aceitou integralmente a denúncia.

A cabeleireira VALÉRIA GOMES FREITAS, de 37 anos, falou hoje à tarde pela primeira vez com a polícia depois da tragédia que abalou sua família, em FRANCA. Na manhã de sexta-feira, dia 24, ela foi atingida por um tiro na cabeça, dado pelo próprio marido, o ex-seminarista HÉLDER MASSUCATO REZENDE, de 45 anos. Em seguida, ele ainda atirou na cabeça dos três filhos, da mãe e se matou com um tiro no rosto. O crime ocorreu na casa dos pais de HÉLDER, onde a família morava, na área central da cidade. O pai, AGOSTINHO REZENDE FILHO, de 76 anos, tinha saído minutos antes para comprar jornal e não presenciou o crime.

Após 32 horas, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte resgatou o operário JOSÉ FRANCISCO DA SILVA, de 63 anos, que estava preso desde a manhã de segunda-feira, dia 27, em uma cisterna em IGARAPÉ (MG). O poço tem 85 centímetros de diâmetro e 23 metros de profundidade. O pedreiro foi retirado em uma maca e envolvido em cobertor térmico. Depois, foi encaminhado a um hospital de BELO HORIZONTE. Segundo os bombeiros, SILVA permaneceu consciente e seu estado de saúde era considerado bom. Ele só reclamava de dores.

O cirurgião plástico IVO PITANGUY, de 82 anos, recebeu hoje pontes de safena e ponte mamária, além de ter trocado a válvula da aorta. A cirurgia foi realizada no Hospital SAMARITANO, no RIO, durou 7 horas e meia, e foi considerada um sucesso pelos médicos. A cirurgia foi comandada pelo cardiocirurgião RICARDO MIGUEL FRANCISCO. PITANGUY está sendo acompanhado por seu médico particular, JOÃO GASPAR MEYER, o cardiologista CLÁUDIO BUARQUE BENCHIMOL, e a diretora do CTI da clínica.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje a medida provisória que autoriza o BANCO CENTRAL a socorrer bancos com operações especiais de redesconto e com garantia de empréstimos em moeda estrangeira. Houve mudanças no texto original. A principal delas diz que, em caso de inadimplência, os controladores dos bancos terão seus bens bloqueados.

O antidoping realizado na Copa de 1994, nos ESTADOS UNIDOS, encerrou a carreira de DIEGO ARMANDO MARADONA na seleção Argentina. Quase 15 anos depois, o maior jogador de futebol da história do país recomeça uma nova “ERA” na Alviceleste, desta vez como treinador. A informação veio da boca do próprio MARADONA, hoje, em uma entrevista à rádio “LA RED”, após uma longa conversa com o presidente da AFA (Associação de Futebol Argentina), JÚLIO GRONDONA. MARADONA, que completa 48 anos em 30 de outubro, substituirá ALFIO BASILE, que pediu demissão após uma série de resultados ruins nas Eliminatórias para a Copa de 2010.

Embora a maioria das pesquisas aponte uma boa vantagem do candidato do Partido Democrata à Presidência dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, uma sondagem REUTERS feita com base nos três últimos dias mostrou 49% de intenções de voto no democrata contra 45% do republicano, JOHN McCAIN. Faltam apenas seis dias para as eleições americanas, e como a margem de erro é de 2,9 pontos para mais ou para menos, analistas consideram que há um empate técnico entre os dois.
Hoje, McCAIN e a candidata à vice, SARAH PALIN, uniram-se em HERSHEY, também na PENSILVÂNIA, para atacar as propostas de OBAMA. Foi a primeira vez que apareceram juntos desde que os boatos de desavenças. McCAIN disse que não poderia ficar mais satisfeito com o entusiasmo gerado por SARAH. “Quando dois políticos independentes se juntam, nem sempre concordam, mas isso é divertido”, disse McCAIN.
Acusado de querer redistribuir a riqueza, OBAMA criticou o adversário. “JOHN McCAIN fez escolta enquanto BUSH levava a economia rumo ao abismo. Agora, quer assumir a direção e pisar no acelerador”. Um dia após a polícia anunciar o indiciamento de dois neo-nazistas que planejavam assassiná-lo, OBAMA manteve hoje a sua programação e deu pouca importância ao fato. Diante de nove mil pessoas em CHESTER, na PENSILVÂNIA, voltou a afirmar que a mudança está chegando aos ESTADOS UNIDOS.  

AS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA (FARC) – maior e mais antigo grupo guerrilheiro em atuação na AMÉRICA LATINA – declararam hoje que aceitam iniciar diálogo com um grupo de 150 intelectuais, políticos, jornalistas e dirigentes sociais colombianos para discutir a “saída política do conflito, a troca humanitária de seqüestrados por guerrilheiros presos) e a paz”. É a primeira vez em 40 anos de conflito que o grupo guerrilheiro aceita uma proposta de diálogo sem mencionar duas condições que frustraram negociações anteriores.
O agora ex-guerrilheiro “ISAZA” – que facilitou a fuga do ex-deputado ÓSCAR TÚLIO LIZCANO, mantido há oito anos em cativeiro na selva. As FARC, neste momento, são um grupo reduzido, sem orientação política, que vai desaparecer.   

2 009    :     -        QUARTA-FEIRA
Mais uma demorada viagem até o centro da cidade de São Paulo por causa da reforma na MARGINAL TIETÊ. Como se tornou rotina, desde outubro de 2007, vamos ter mais um DIA DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS (última quarta-feira de cada mês). A idéia não é só reunir os aniversariantes, mas também alguns dos mais assíduos freqüentadores da Sociedade, numa confraternização que visa unir e solidificar mais ainda a amizade entre os associados.
Minha contrariedade é saber que nem todos entendem dessa maneira. Nossa funcionária diz que não há dinheiro para comprar o tradicional bolo e nem salgadinhos.
Pela manhã compareceu o pessoal do Tribunal de Justiça na Sociedade, a fim de verificar o que ainda falta para a reinauguração. O presidente do TJ, desembargador VALLIM BELLOCCH, apressa a reinauguração da sede do MMDC, pois ele tem apenas dois meses de gestão. Em dezembro será eleito o seu substituto. Por outro lado o CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA, Assistente Militar do Tribunal de Justiça, também irá passar para a reserva. Ainda nesta semana deverão chegar os últimos móveis e então teremos de marcar a data da reinauguração. Ocorre que a Sociedade não tem apoio financeiro para arcar com uma solenidade desse porte. Acredito que o Cerimonial do Tribunal de Justiça estaria em condições de nos apoiar.
Aos poucos vão chegando os aniversariantes e alguns associados que sempre estão conosco. GINO vem com dona DINORÁH, seu filho ALDO e um dos aniversariantes, DÉCIO BRASIL PEREIRA. Ele traz seu capacete e a placa de medalhas. É que o CORONEL PM MENDES está providenciando um “artista” para fazer um quadro a óleo do presidente. Trata-se do CAPITÃO PM MENEZES, da Diretoria de Finanças. Esse oficial traz toda a aparelhagem para tirar várias fotos do GINO e depois trabalhar na confecção do quadro.
CAPITÃO PM JOSÉ LUIZ GONÇALVES, 1º TENENTE PM IVAN GARCIA SOUZA, 2º TENENTE PM TELHADA, CLÓVIS ANDRÉ BISPO, LUIZ CORRÊA SALLES (aniversariante), VIVIANO FERRANTINI (aniversariante), BENEDITO PEREIRA CORTEZ (aniversariante), MARIA LÚCIA CAMARGO, ORIVALDA ARGENTINA DIANA (que traz o nosso centenário combatente OSWALDO DIANA), são as outras pessoas que abrilhantam o nosso encontro.
Dona DINORÁH percebe a nossa aflição com a falta de numerário para a compra dos salgadinhos. O presidente ajuda nisso, muito embora não devesse ser dessa maneira. Enfim, apesar dos pesares e das pessoas que não entendem o nosso sentimento, a festa agrada.
VICTÓRIO, CRISTIANO e DANILO comparecem quase no final do encontro. Fazem uso da palavra, além do presidente: VIVIANO FERRANTINI, LUIZ CORRÊA SALLES, CORONEL ARY CANAVÓ, OSWALDO DIANA. É marcante esse DIA DOS ANIVERSARIANTES.
CORONEL PM MENDES, já no GRANDE ORIENTE, telefona para falar sobre uma solenidade que está sendo proposta pelo 1º BPChq, no dia 10 de novembro, onde haverá entrega de medalhas, inclusive algumas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Aos poucos os nossos associados vão deixando a Sociedade. São mais de 17 horas e esse horário é complicado para embarcar na SÉ. Prefiro permanecer até mais tarde no MMDC. Mesmo assim, quando são 20 horas, o trânsito ainda não é bom na Marginal Tietê.

Se hoje o jogo era tão decisivo quanto se dizia, o SÃO PAULO tem motivos fortes para comemorar. Com doses de heroísmo, venceu o INTERNACIONAL, no MORUMBI, pelo magro placar de 1 a 0, o suficiente, no entanto, ara alcançar a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO – posição em que pode permanecer se PALMEIRAS e ATLÉTICO MINEIRO tropeçarem amanhã. 
Justamente no desafio que parecia mais fácil, veio o tropeço. O BARUERI ganhou do FLAMENGO, por 2 a 0, hoje, na ARENA BARUERI, e interrompeu a série de 10 jogos sem derrotas dos cariocas. O RUBRO-NEGRO caiu para sexto, ultrapassado pelo CRUZEIRO, e fica mais distante do título.
O CRUZEIRO entrou de vez na briga pelas primeiras posições do CAMPEONATO BRASILEIRO. E foi com uma vitória incrível, emocionante e na raça conquistada hoje no MINEIRÃO: 3 a 2 sobre o SANTO ANDRÉ. A equipe perdia até os momentos finais do jogo. Mas, aos 38 minutos, empatou com ELIANDRO, de cabeça, e aos 46 virou com THIAGO RIBEIRO. NUNES e JÚNIOR DUTRA haviam marcado para os paulistas e GUERRÓN para os mineiros.
Após 12 jogos levando gols, a defesa do CORINTHIANS, enfim, conseguiu ficar intacta neste segundo turno do BRASILEIRO. Diante do VITÓRIA, dono da segunda melhor campanha em casa na competição, o time ainda teve outro motivo para comemorar. Com gol do argentino DEFEDERICO, primeiro com a camisa corintiana, voltou a comemorar um resultado positivo: 1 a 0.
Em um jogo baste movimentado, ATLÉTICO – PR e SANTOS empataram por 1 a 1, em CURITIBA. Um resultado melhor para o SANTOS, por ter jogado a maior parte do segundo tempo com um jogador a menos, após a expulsão de RÓBSON. O SANTOS passou a somar 42 pontos, enquanto o ATLÉTICO vai a 40, ambos ainda buscando ao menos uma vaga para a COPA SUL-AMERICANA.   

O tênis feminino terá uma nova numero 1 após o MASTERS DE DOHA, no CATAR. Hoje, a atual líder do ranking, a russa DINARA SAFINA, surpreendeu a todos ao desistir da competição durante a partida contra a sérvia JELENA JANKOVIC quando o confronto estava empatado por 1 a 1. Como sua diferença para a segunda colocada, SERENA WILLIAMS, é de apenas 155 pontos e cada jogo em DOHA vale 160, a americana vai terminar o ano como a melhor do mundo.
SAFINA saiu de quadra chorando por causa da lesão nas costas que lhe tirou a chance de ser a primeira russa na história a terminar uma temporada como líder do ranking.

Festa por SÃO JUDAS leva 300 mil ao JABAQUARA. Nem mesmo o tempo fechado e a possibilidade de chuva durante todo o dia foram suficientes para diminuir a fé de cerca de 300 mil pessoas que visitaram o Santuário de SÃO JUDAS TADEU, no JABAQUARA, zona sul da capital. Muitos foram ao local agradecer as graças alcançadas no último ano. Entretanto, a maioria foi ao santuário fazer pedidos a SÃO JUDAS, conhecido como o “santo dos desesperados e das causas impossíveis”.

Uma quadrilha de assaltantes foi presa em flagrante, duas horas após invadir uma casa no IPIRANGA e manter uma família refém, porque parou em um bar na região da SÉ para comemorar o sucesso do roubo. Os produtos levados da casa, que chegaram a lotar três carros, ainda estavam com o bando, quando a PM chegou. Dez pessoas foram detidas, entre elas um adolescente e o dono do bar, que responderá por coautoria no roubo. Os oito maiores que assaltaram a casa e foram reconhecidos pelas vítimas, responderão por roubo, formação de quadrilha e corrupção de menores. Uma doméstica que trabalha na residência está sendo investigada.

Um soldado com 15 anos de serviço na Polícia Militar foi preso hoje, acusado de envolvimento com uma quadrilha de traficantes de drogas, que há pelo menos quatro meses atua em TABOÃO DA SERRA. Policiais da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes, da Delegacia Seccional da cidade, estavam à procura do traficante OSVALDO CLEMENTE PEREIRA quando chegaram ao PM. Segundo o delegado RAUL GODOY NETO, o traficante OSVALDO é considerado um dos maiores abastecedores de entorpecentes de TABOÃO DA SERRA e atuava em diversos pontos de distribuição de drogas. O grupo chefiado por ele vinha sendo monitorado havia dois meses.
As investigações apontam que o soldado dava cobertura para a quadrilha, se encarregando de informar o traficante sobre operações que a PM planejava contra o tráfico. Além do PM e de OSVALDO, a polícia prendeu MARIA DOS PRAZERES SOUZA, mulher do traficante, JONATAS SIMÕES SILVA, FELIPE ROGÉRIO, SAMUEL ABREU COSTA e WILLIAN INÁCIO DA SILVA. Todos com antecedentes criminais. O PM foi levado para o presídio militar ROMÃO GOMES.

O comediante MARCOS DA SILVA HERÉDIA, de 27 anos, conhecido como ZINA, do programa “PÂNICO NA TV”, da REDE TV!, foi detido hoje pela manhã com drogas na zona norte de São Paulo. Por volta das 8 horas, a Polícia Militar recebeu um chamado dizendo que dois homens armados estavam agredindo e ameaçando pedestres na Rua CAPELA DA LAGOA, no JARDIM GONÇALVES, região de PARADA DE TAIPAS.
Ao chegar ao local indicado, os PMs encontraram apenas ZINA que, apesar de não estar agredindo ninguém, parecia alterado. “Na hora da abordagem, ele achou ruim, xingou e até chegou a partir para cima da polícia. Porém, foi dominado sem dificuldade”, conta um dos PMs envolvido na detenção. ZINA foi revistado e com ele a polícia encontrou um pino com cerca de 0,1 grama de cocaína. “Tivemos até que algemá-lo, mas, quando chegamos na delegacia, ele se acalmou e tiramos as algemas”, diz o policial militar.  
 .
A Polícia Federal prendeu hoje 59 pessoas em duas operações contra o tráfico internacional de drogas desencadeadas em nove estados e no Distrito Federal. Uma das quadrilhas, com ramificações no SURINAME, na VENEZUELA, na COLÔMBIA e na HOLANDA, foi articulada e era comandada pelo celular por LEONARDO DIAS MENDONÇA, que há sete anos cumpre pena no Complexo Prisional de GOIÁS, em GOIÂNIA.

A polícia prendeu hoje o segundo homem acusado de participar do assalto que resultou na morte de EVANDRO JOÃO DA SILVA, coordenador do AFRO REGGAE, no início da madrugada do dia 18. REGINALDO MARTINS DA SILVA, o RENGI, de 32 anos, foi preso na Favela do CAÇÃO, em ITAGUAÍ (Região Metropolitana do RIO). Hoje, os policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar, acusados de omissão de socorro e de roubar dos ladrões a jaqueta e o tênis de EVANDRO, fizeram o reconhecimento de ROMARINHO. Na 1ª Delegacia o assaltante disse que ele e o comparsa flagraram dois homens fazendo sexo e passaram a ofendê-los. Em seguida, viram EVANDRO andando em direção aos dois “sem dizer nada”. O assaltante, disse que, armado com um “pedaço de madeira”, ofendeu o coordenador do AFRO REGGAE e anunciou o assalto. 

Três toneladas de carne e laticínios impróprios para consumo foram apreendidas hoje, em um galpão clandestino na Rua JOÃO GRAEBER, na VILA EMA, zona leste da capital, onde funcionava a empresa J.P. GOUVEIA SANTOS. Os alimentos abasteciam diversos órgãos públicos, ente os quais o Hospital do Servidor Municipal, penitenciárias, creches e escolas de várias cidades do interior de SÃO PAULO e MINAS GERAIS, onde a empresa venceu a licitação. A empresa estava instalada naquele galpão havia sete meses, mas atua no mercado há quinze anos com os nomes de CELENE RODRIGUES ME; GS COMÉRCIO DE ALIMENTO DO BRASIL, e FRIGORÍFICO GOUVEIA SANTOS LTDA.

O ministro CELSO DE MELLO, decano do Supremo Tribunal Federal, mandou um recado categórico a autoridades que impõem censura à imprensa. “Os tribunais devem se mostrar impregnados dessa consciência democrática de que agora vivemos um novo tempo, o tempo de liberdade. Liberdade com responsabilidade, é evidente, mas não faz sentido essa proibição apriorística que é um veto inaceitável, intolerável e insuportável. Isso não pode ser admitido, especialmente num regime fundado em bases democráticas.”
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO está sob censura desde 31 de julho, por ordem do desembargador DÁCIO VIEIRA, do Tribunal de Justiça do DISTRITO FEDERAL, que acolheu pedido de FERNANDO SARNEY, filho do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY. Sem falar especificamente sobre o caso, o ministro advertiu. “A censura governamental, emanada de qualquer um dos 3 poderes, é a expressão odiosa da face autoritária do poder público. Representa interferência indevida na vida dos cidadãos que não podem estar sujeitos a critérios definidos pelos detentores do poder. O debate sobre assuntos públicos tem que ser tratado de maneira ampla, sem contenção ou reserva. Aqueles que estão na arena pública devem se expor ao permanente escrutínio dos cidadãos para que o ofício do governo, que é tão nobre, possa ser exercido sem desvios.”

O ministro do Supremo Tribunal Federal CELSO DE MELLO classificou como “insubordinação inconcebível no Estado de Direito” o fato de o senador EXPEDITO JÚNIOR ainda exercer o cargo, apesar de tido cassado pela Justiça. “Vem se tornando preocupante essa arbitrária resistência de órgãos do Estado e eu aludo em particular a essa injustificável resistência por parte das Mesas das Casas que compõem o Congresso Nacional”, disse o ministro, durante reportagem apresentada hoje pelo JORNAL NACIONAL, da TV GLOBO.
A crítica de CELSO DE MELLO foi feita após o plenário do STF determinar a posse do suplente de senador ACIR MARCOS GURGACZ no lugar de EXPEDITO JÚNIOR. Por 7 votos a 1, o Supremo ordenou a saída imediata do tucano. Acusado de compra de votos na eleição de 2006, EXPEDITO JÚNIOR foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de RONDÔNIA em abril de 2007. Aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral a cassação foi ignorada pelo Senado. À noite, em entrevista ao JORNAL NACIONAL, o senador afirmou que pretende recorrer. EXPEDITO JÚNIOR planeja concorrer ao cargo de governador de RONDÔNIA em 2010.

Principal vitrine da gestão GILBERTO KASSAB, o projeto para revitalizar a região da NOVA LUZ, mais conhecida como cracolândia, no centro de SÃO PAULO, foi abandonado pelo mercado imobiliário. Para as maiores incorporadoras do País, o modelo de concessão urbanística da NOVA LUZ cria “guetos” de baixa renda dentro de um espaço no qual a mistura entre classe média, moradores de conjuntos habitacionais e comerciais deveria ser a fórmula da revitalização.
Ao lado de estações de trem, de terminais de ônibus e da Pinacoteca do Estado, a área degradada de 362 mil metros quadrados permanece há duas décadas ocupada por viciados e moradores de rua.

Um carro-bomba foi detonado hoje em um mercado lotado em PESHAWAR, no noroeste do PAQUISTÃO, matando mais de 100 pessoas – a maioria mulheres e crianças – e ferindo mais de 200. Quase simultaneamente, em outro atentado atribuído ao grupo TALEBAN, terroristas suicidas usando coletes-bomba e atiradores mataram 12 pessoas numa residência da ONU na capital afegã, CABUL.
A explosão no PAQUISTÃO ocorreu poucas horas depois de a secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, chegar à capital do país, ISLAMABAD, para demonstrar o apoio de WASHINGTON à campanha do governo paquistanês contra o TALEBAN.
Autoridades disseram que o atentado, o mais sangrento em dois anos, é mais uma retaliação dos insurgentes à ofensiva lançada este mês pelo Exército contra redutos do TALEBAN e da AL-QAEDA no WAZIRISTÃO DO SUL, na fronteira com o AFEGANISTÃO.
O atentado de hoje em PESHAWAR foi o mais mortífero desde o ataque contra a celebração pelo retorno ao país da ex-premiê BENAZIR BHUTTO, em KARACHI, em outubro de 2007, no qual mais de 150 pessoas morerram. BENAZIR foi assassinada dois meses depois durante um comício em RAWALPINDI.
Boa parte do mercado de MINA, na parte antiga de PESHAWAR, foi destruída com a explosão. O local é um emaranhado de ruas estreitas com lojas e bancas vendendo vestidos, brinquedos e bijuterias. Por isso, atrai principalmente mulheres acompanhadas de seus filhos. Dezenas de  prédios desabaram, incluindo uma mesquita, e lojas pegaram fogo.            

O governo de facto de HONDURAS anunciou hoje que entrará com uma denúncia contra o BRASIL na Corte Internacional de Justiça, de HAIA, por “ingerência” em seus assuntos internos. A violação à lei internacional teria sido cometida pelo BRASIL ao permitir que o presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, fizesse pronunciamentos políticos de dentro da Embaixada Brasileira em TEGUCIGALPA, onde está “hospedado”, desde que retornou ao país, dia 21.

O ARES I-X, o novo foguete da NASA, a agência espacial americana, completou hoje, com sucesso, um rápido vôo de teste que custou 445 milhões de dólares (775 milhões de reais). Foi o primeiro passo para um programa que prevê o retorno à LUA, mas que pode ser engavetado pela CASA BRANCA por causa de seu alto custo. Foi a primeira vez em quase 30 anos que um novo foguete decolou do Centro Espacial KENNEDY, na FLÓRIDA. A decolagem do novo foguete experimental ocorreu 48 anos e 1 dia após o lançamento do primeiro SATURNO, o precursor das espaçonaves que levaram astronautas à LUA durante o PROGRAMA APOLO.

Um grupo internacional de astrofísicos detectou o corpo celeste mais antigo e distante observado até hoje e confirmou que as estrelas já existiam quando o universo tinha 600 milhões de anos. Essa é uma das conclusões de dois artigos, publicados na revista NATURE, que analisam a explosão de raios gama registrada em 23 de abril, que corresponde à explosão da estrela mais antiga conhecida, que se apagou há 13 bilhões de anos.    

2 010    :        -       QUINTA-FEIRA
Nesta manhã achei de propor aos meus amigos da PMESP uma campanha no sentido de que o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO continue como Comandante Geral no próximo governo. Não sei como isso poderá acontecer e talvez essa indicação seja despropositada, mas sinto na obrigação de interpelar os companheiros nesse sentido. Para tanto lhes mando a seguinte mensagem:

MEUS AMIGOS
Time que está ganhando não se mexe.
Talvez seja até irreverência de minha parte, mas proponho cerrarmos fileiras no sentido de que o CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO continue como nosso Comandante Geral no próximo governo. Não sei como isso poderá ser feito, mas é algo que julgo necessário para o bem da nossa Corporação. 
           CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
SECRETÁRIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

Mantenho mensagens com ISRAEL BLAJBERG, do RIO DE JANEIRO, que está escrevendo um livro sobre o Movimento Constitucionalista de 1932:
PREZADO ISRAEL
No dizer do poeta PAULO BOMFIM a Bíblia do Movimento Constitucionalista de 1932 é o livro "CRUZES PAULISTAS", editado em 1936. Nós levamos um desses livros (que estava em meu poder, como presente de um dos ex-combatentes em 1996) à Imprensa Oficial do Estado para uma reedição que deverá ser realizada (não há previsão de tempo). Nesse livro consta as biografias dos que morreram em combate naquela época. Não tenho no computador a relação nominal que consta nesse livro, mas sim uma relação dos mais de 700 nomes dos heróis de 32 que estão imortalizados no Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, no Ibirapuera. Essa relação poderá ser passada para o amigo.
Poderia ser solicitada à MARINEI, nossa funcionária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC pelo e-mail mmdc.32@terra.com.br  em meu nome.
Para nós é até um orgulho constar de seu livro, pois a nossa finalidade, nesses quase 15 anos que pertencemos ao MMDC é a divulgação dos ideais de 32.  
Sugiro que se publique os relatos dos últimos combatentes ainda vivos, todos eles com mais de 96 anos e que são apenas 54. Aguardo uma visita, se possível, à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Basta me avisar quando isso poderá acontecer. Qualquer outro assunto referente à EPOPEIA DE 32 pode me solicitar que atenderei com o maior prazer.
Em 28 de outubro de 2010 05:05, Israel Blajberg escreveu:
Prezado Cel Ventura,
muito grato pela tocante descriçao biográfica deste herói. Estou escrevendo um livro onde gostaria da. autorização para transcrever a vossa informação abaixo, e se possível enviar a informação bibliográfica da fonte.
Consulto ainda como poderia consultar relações nominais dos bravos de 32, e maiores informações sobre a SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
Grato, fico a disposição aqui no Rio de Janeiro,
Atenciosamente,
Israel Blajberg
3°. VP - AHIMTB e Delegado - RIO
Delegacia Mar.Joao Baptista de Mattos
From: Mario Ventura
To: Israel Blajberg
Sent: Thursday, October 28, 2010 12:28 AM
Subject: JOSÉ PRESZ OU JOSÉ PREIZ
PREZADO ISRAEL
Desculpe a demora. Não estava achando o livro CRUZES PAULISTAS. Depois me lembrei que o emprestei.
JOSÉ PREIZ (grafia do livro) foi incorporado ao se iniciar a Revolução Constitucionalista no Batalhão "IBRAHIM NOBRE". Seguiu logo para a frente SUL de Combate, integrando-se num destacamento do CORONEL PEDRO DIAS DE CAMPOS. Foi um bravo. Mostrou, exuberantemente sua fibra patriótica, tal como seus colegas da Faculdade de Direito de São Paulo. Não mediu sacrifícios em benefício do ideal que servia. Sua morte foi trágica e sublime. Morreu combatendo corpo a corpo com um oficial gaúcho, que também foi ferido. O trágico acontecimento deu-se entre SALTO GRANDE e OURINHOS, à margem do RIO PARDO. A data presumivelmente está entre 27 e 28 de setembro.
Os dados biográficos sobre JOSÉ PREIZ são muito deficientes. A despeito dos esforços despendidos pelos organizadores do livro CRUZES PAULISTAS nada se pôde saber senão que era bem jovem e que cursava a Faculdade de Direito de São Paulo.  
Esse trabalho no computador ocupa-me algumas horas. Sobre a campanha de manter o CORONEL PM CAMILO no Comando Geral da PMESP no próximo governo, recebo respostas favoráveis, em pouco tempo, o que até de certo modo me surpreende.  Com isso somente bem depois das 11 horas é que vou para a cidade de São Paulo. Almoço com companheiros do MMDS e por volta das 14:30 horas estou na Sociedade.
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, vai reunir os conselheiros PEDRO PAULO PENA TRINDADE e CARRARO apenas. Praticamente a pauta fica prejudicada porque o secretário, SALLES, não comparece e o TRINDADE, encarregado de relatar as contas de 2008 não conseguiu fazer isso porque o DAVID, Presidente do Conselho Fiscal, até agora também não reuniu os membros do Conselho para a aprovação do balancete de 2008. No entanto ele mandou registrar esse balancete, bem como o do ano de 2009. O CORONEL PM JAIRO encerra a reunião depois de ouvir as novidades do MMDC por intermédio do Presidente da Diretoria Executiva, GINO STRUFFALDI, que se faz presente. Esse quadro de percalços não é bom para a Sociedade. As reuniões são muito espaçadas e se percebe que não há diálogo entre as pessoas que pertencem a esses conselhos. Por volta das 16 horas, contrariado, deixo o MMDC. 

Em casa, pela Internet, vejo a mensagem da MIRNAMAR, minha prima, agradecendo a minha lembrança sobre o transcurso de seu aniversário, ontem. MARLI corrigiu minhas memórias, pois registrava o aniversário da MIRNAMAR como sendo no dia 26 de outubro.
Oi Mário, tudo bem? E a família?
Agradeço a mensagem e visitarei sim seu blog.
Quem sabe em alguma oportunidade possamos nos rever.
Beijo
Mirnamar P. da Fonseca Pagliuso
mirnapag@yahoo.com.br

Caros amigos,
Na próxima sexta-feira, 29, às 12 hs, sairá defronte a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, uma caminhada pela Democracia, pela liberdade de imprensa, pela verdade e pela vida. Várias personalidades do mundo jurídico, artistas, profissionais liberais, religiosos, lideranças comunitárias e políticas, parlamentares, integrantes de movimentos sociais, empresários, estudantes, militantes e pessoas da população estão sendo convidadas.
Os apoiadores de Serra à presidência estarão presentes numa caminhada pacífica a favor da democracia e do Brasil. Veja anexo o roteiro da caminhada até a Praça da Republica, organizada e formalizada na forma da legislação pela coligação o Brasil Pode Mais.
Os que estão nas cidades próximas de São Paulo estão igualmente convidados. Em todo o país estão sendo organizadas caminhadas semelhantes. Procure as lideranças locais e ajude você também a organizar.
Convide seus amigos.
 MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Por um Brasil de Verdades

Em 28 de outubro de 2010 00:33, ILOXAVIER escreveu:

OLÁ, PREZADO CEL CIAPINA : TAMBÉM QUERO ASSOCIAR-ME ÁS HOMENAGENS AO EXTINTO CEL PARREIRAS. TIVE A HONRA DE SERVIR COM ELE NO ANTIGO 17o_ BPM/I, EM RIO PRETO, TENDO SIDO ELE UM DOS PRIMEIROS COMANDANTES DAQUELA OPM INAUGURADA NOS ANOS SESSENTA!  HOMEM CULTO, AFAVEL, INTELIGENTE E CORRETO, DEIXOU-NOS GRANDES ENSINAMENTOS, A ESPERANÇA NAQUELES ANOS DIFICEIS E UMA LEGIÃO DE AMIGOS! DIVULGUEI A NOTICIA ENTRE VARIAS PESSOAS QUE O CONHECERAM, ENTRE OFICIAIS DA RESERV A E AO COMANDO DO CPI LOCAL.  TAMBÉM TIVE A HONRA DE CONHECER O CEL COTRIM E FUI AMIGO DO CEL SARMENTO; AMBOS OFICIAIS BRILHANTES E PERFEITOS CAVALHEIROS. ABRAÇO AOS COMPANHEIROS SIGNATÁRIOS DO GBB.  CEL ILO XAVIER

Quando se vai em busca de um sonho, nem um grande obstáculo, tal qual um FURACÃO, atrapalha. Como se fosse um ciclone, o SÃO PAULO envolveu o ATLÉTICO PARANAENSE e venceu por 2 a 1, nesta noite, na ARENA BARUERI. O triunfo recoloca o TRICOLOR na briga por uma vaga na LIBERTADORES, o grande objetivo do time até o fim deste BRASILEIRÃO.

Morreu a modelo e atriz SÔNIA FERRARI DUTRA, aos 73 anos. Nasceu em 1937. Começou a carreira de modelo na década de 1950 e se manteve até a década de 1970. Depois, foi tesoureira da Caixa Econômica Federal. Capa de revistas e miss VASCO DA GAMA, estreou como atriz em 1965 no filme “UM RAMO PARA LUÍZA”. Depois, fez “HISTÓRIA DE UM CRÁPULA”, “22-2000, CIDADE ABERTA”, “PERPÉTUO CONTRA O ESQUADRÃO DA MORTE”, “MARIA BONITA, RAINHA DO CANGAÇO”, “OS PAQUERAS” e “UM CERTO CAPITÃO RODRIGO”, seu último filme, em 1971. Estava com leucemia e teve uma infecção generalizada.  

Nenhuma causa do mundo é impossível para quem é devoto de SÃO JUDAS TADEU, o santo das causas impossíveis e também desesperadas. Hoje, nas comemorações do seu dia no SANTUÁRIO SÃO JUDAS, na região do JABAQUARA, zona sul, 250 mil pessoas foram agradecer graças recebidas e renovar seus votos de fé. Para tocar nos pés da imagem do santo na “igreja antiga”, a espera na fila chegava a duas horas. Mas para todos valia o sacrifício.

Dois fuzis calibre 7,62 milímetros desapareceram da Base de Administração e Apoio da 2ª Região Militar, no IBIRAPUERA, por volta das 2 horas do sábado. A informação foi confirmada hoje pelo Comando Militar do Sudeste, que abriu INQUÉRITO POLICIAL MILITAR. Quarenta militares ficaram “à disposição do IPM” e só deixaram a unidade na terça-feira, dia 26. Na segunda-feira, houve tentativa de invasão à mesma base. Segundo o Exército, um soldado que estava de serviço percebeu que os fuzis de dois militares que estavam descansando haviam sumido do local em que as armas são presas com cadeados. O terceiro-sargento que comandava a guarda naquela madrugada foi comunicado, mas os fuzis não foram encontrados. Um plano de emergência foi acionado e 400 militares convocados para voltar ao quartel. Os generais foram informados às 10:15 horas de sábado. Foi aberto um IPM que deverá ser concluído até 25 de novembro, mas pode ser prorrogado por 2 dias antes de ir à Justiça Militar.  

Policiais das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) estão fazendo uma operação no extremo oeste do Estado para coibir a entrada de armas e drogas em SÃO PAULO. Conhecido como OPERAÇÃO DIVISA, o trabalho começou há um mês, segundo o secretário estadual da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO. A ação dos policiais, na divisa com MATO GROSSO DO SUL, teria resultado na prisão de 136 foragidos da Justiça e apreendidos 11,79 quilos de cocaína, 667 quilos de maconha e 4 armas. No dia 21 de setembro os PMs da ROTA realizavam uma operação em PRESIDENTE VENCESLAU, a 30 km da capital e que abriga duas  

O PAPA BENTO XVI entrou hoje na campanha presidencial de DILMA ROUSSEFF e JOSÉ SERRA. Ao discursar para bispos brasileiros em ROMA, o líder católico disse que os religiosos devem orientar politicamente os fieis e criticou o aborto, obrigando os dois candidatos a retomarem a discussão sobre o tema. DILMA disse não acreditar em constrangimentos ou prejuízos para a sua campanha decorrentes do pedido. Já o tucano afirmou que é importante o papa orientar os católicos de todo o mundo e disse que “a defesa da vida é algo que merece fazer parte das palavras do papa”. Sem se referir diretamente à eleição de domingo, o papa afirmou ainda que os religiosos devem emitir, se necessário, juízo moral em assuntos políticos “quando projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia.”

EHUD NETZER, que se tornou conhecido pela escavação do palácio de inverno do rei HERODES e descoberta da tumba do monarca, morreu ao sofrer uma queda. As descobertas de NETZER ajudaram a expandir o conhecimento sobre ISRAEL do passado. Ele tinha 76 anos e morreu nesta quinta-feira, após cair de uma escada.

CAROLINE WOZNIACKI levou um susto no primeiro set, mas se recuperou e venceu hoje a italiana FRANCESCA SCHIAVONE na última rodada da fase de grupos do MASTERS DE DOHA, no CATAR. Mas ela ainda não está nas semifinais. Para isso, precisa que SCHIAVONE vença ao menos um set hoje contra a russa ELENA DEMENTIEVA. Além de mantê-la viva no MASTERS, a vitória teve outro efeito positivo para WOZNIACKI: ela vai terminar o ano como número 1 do mundo, posto que corria o risco de perder para a russa VERA ZVONAREVA.

Políticos, celebridades e esportistas argentinos, além de vários líderes internacionais, velaram hoje na ala dos “heróis latino-americanos” da CASA ROSADA o corpo do ex-presidente NÉSTOR KIRCHNER, morto de um ataque cardíaco fulminante na quarta-feira, dia 27 de outubro. Diferentemente dos rumores que circularam logo após a morte do líder, o enterro de KRCHNER ocorrerá amanhã à tarde, e não no dia 30. Os presidentes SEBASTIÁN PIÑEDA (CHILE), JOSÉ MUJICA (URUGUAI), EVO MORALES (BOLÍVIA) e RAFAEL CORREA (EQUADOR) acompanharam a presidente CRISTINA KRCHNER no início da tarde no velório. Ex-técnico da seleção, DIEGO MARADONA chegou depois dos presidentes. Amigo do casal KIRCHNER, MARADONA deslocou os chefes de Estado até achar um lugar ao lado de CRISTINA. Depois, beijou o caixão do ex-presidente. “Perdemos um gladiador, um homem que arriscou sempre, que nos tirou do poço, que era respeitável. No pouco contato que tive ele me pareceu um cara que arriscava por ideais”, disse ele. KIRCHNER será seputado num jazigo familiar de RÍO GALLEGOS. Segundo o jornal CLARÍN, a família do ex-presidente já vinha negociando uma sepultura no cemitério havia mais de um mês. Em mais um sinal das tensões que pairam sobre a CASA ROSADA, o vice de CRISTINA, JÚLIO COBOS, disse que não compareceria ao velório a pedido da CASA ROSADA. COBOS rompeu com CRISTINA durante a crise dos locautes, em 2008. Milhares de pessoas dentro do palácio presidencial prestaram homenagens diante do caixão de KIRCHNER, isolado da multidão por uma grade. Um jovem apoiou-se no obstáculo e gritou “VIVA KIRCHNER! VIA A AMÉRICA LATINA” Emocionada, CRISTINA, com os olhos cobertos por óculos de sol, virou o rosto na direção do jovem, visivelmente emocionada, e foi abraçada por sua filha FLORENCIA. MÁXIMO primogênito do casal, tampouco saiu do lado da mãe. Diversos líderes da oposição passaram pela CASA ROSADA. Um deles RICARDO ALFONSÍN, uma das principais figuras da União Cívica Radical. O ex-presidente provisório EDUARDO DUHALDE (2002-2003), ex-padrinho político de KIRCHNER – e atual rival do governo – disse que não iria ao velório “para evitar provocações”. A morte de KIRCHNER deixa o partido governista, o Justicialista (Peronista), dividido e em ebulição, disse o analista político ROSENDO FRAGA. “KIRCHNER deixa um peronismo fraturado. Não há dúvida de que CRISTINA será candidata em 2011. Mas essa candidatura não unifica sua base política. Ao contrário, ela divide o peronismo. O presidente LULA chegou esta noite em BUENOS AIRES. Ele abraçou e ofereceu suas condolências a CRISTINA KIRCHNER, na CASA ROSADA. Antes de viajar à ARGENTINA, LULA declarou em um ato no aeroporto do RIO DE JANEIRO que KIRCHNER foi um “companheiro” pelo qual sente um “profundo respeito” por ele ter “conseguido tirar a ARGENTINA do buraco.” Ele foi acompanhado do assessor especial da Presidência, MARCO AURÉLIO GARCIA, e do senador ALOÍZIO MERCADANTE. Segundo assessores, ele voltaria ainda hoje para SÃO PAULO.  

2 011      :       -    SEXTA-FEIRA
GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e considerando que o dia 28 de outubro é data consagrada às comemorações do “Dia do Funcionário Público”,
Decreta
Artigo 1º - Fica declarado facultativo o expediente nas repartições públicas estaduais pertencentes à Administração Direta e Autarquias no dia 28 de outubro de 2011 - sexta-feira.
Artigo 2º - O disposto neste decreto não se aplica às repartições públicas estaduais que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto.
Artigo 3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 20 de outubro de 2011
GERALDO ALCKMIN
Mônika Carneiro Meira Bergamaschi
Secretária de Agricultura e Abastecimento
Paulo Alexandre Pereira Barbosa
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Angelo Andréa Matarazzo
Secretário da Cultura
Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Secretário da Educação
Edson de Oliveira Giriboni
Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos
Andrea Sandro Calabi
Secretário da Fazenda
Silvio França Torres
Secretário da Habitação
Saulo de Castro Abreu Filho
Secretário de Logística e Transportes
Eloísa de Sousa Arruda
Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania
Bruno Covas
Secretário do Meio Ambiente
Rodrigo Garcia
Secretário de Desenvolvimento Social
Emanuel Fernandes
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional
José Manoel de Camargo Teixeira
Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Saúde
Antonio Ferreira Pinto
Secretário da Segurança Pública
Lourival Gomes
Secretário da Administração Penitenciária
Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes
Secretário dos Transportes Metropolitanos
David Zaia
Secretário do Emprego e Relações do Trabalho
José Benedito Pereira Fernandes
Secretário de Esporte, Lazer e Juventude
José Aníbal Peres de Pontes
Secretário de Energia
Edson Aparecido dos Santos
Secretário de Desenvolvimento Metropolitano
Julio Francisco Semeghini Neto
Secretário de Gestão Pública
Márcio Luiz França Gomes
Secretário de Turismo
Linamara Rizzo Battistella
Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Sidney Estanislau Beraldo
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos 20 de outubro de 2011.

Nesta manhã, no meu trabalho no computador interesso-me por algumas mensagens:
DIÁRIO OFICIAL DE 28 DE OUTUBRO DE 2011 PUBLICA:
De 27/10/11
Apostilando a promoção:
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 5623-5 Kooki Taguti - CRPM - São Paulo/SP, (Apost. DP-009/122/11);
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Maj QAOPM, o(s) Cap QAOPM, 790969-1 José Dorival da Veiga Guimarães - C Med - São Paulo/SP e 811445-5 Woshington Wilson Pilan- DL - São Paulo/SP, (Apost. DP-008/122/11).
Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11: Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 790443-6 Amélio Franchi Lemes Filho - DFP - São Paulo/SP, (Apost. DP-007/122/11).
Transferindo
para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 5623-5 Kooki Taguti - CRPM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.342/11 - Pr. 31.190/11). Nasceu em 11 de fevereiro de 1952. Entrou na PMESP no dia 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975; PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1980; CAPITÃO – 25 de agosto de 1987; MAJOR – 15 de dezembro de 1999; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2004.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap QAOPM, Padrão PM-14, o(s) Maj QAOPM 790969-1 José Dorival da Veiga Guimarães - C Med - São Paulo/ SP, (TLTS e FRCTS DP-2.344/11 - Pr. 31.361/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap QAOPM, Padrão PM-14, o(s) Maj QAOPM 811445-5 Woshington Wilson Pilan - DL - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.345/11 - Pr. 31.300/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 790443-6 Amélio Franchi Lemes Filho - DFP - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-2.341/11 - Pr. 31.229/11). FRANCHI nasceu em 2 de junho de 1960. Entrou para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 25 de agosto de 1991. Não tenho as datas de suas promoções a MAJOR e a TENENTE-CORONEL. 

EGYDIO meu amigo e irmão de armas
como esta? a mensagem do cel VENTURA esclareceu a vossa e minha duvida também não só sobre o dia mas sobretudo sobre o que lá vai ocorrer e o porque do almoço;
A funcionaria MARINEI é uma benção à nossa sociedade e mesmo que acabemos não indo, seja por que motivo for, creio que devemos colaborar com 50 reais para o 13º salário dela. Pense a respeito, não vejo melhor opção.
MARINEI é a secretária da Sociedade, responsável por tornar concretas todas as deliberações emanadas da presidência no que compete o administrativo, bem como documentação, incluso ai as nossas carteirinhas.
Ao meu ver a inserção de vosso digno filho na VP do Núcleo VOLUNTARIOS DE PIRACICABA foi a decisão mais acertada que teve desde que vc assumiu a presidência do mesmo. Vosso menino é vosso herdeiro natural e imediato nessa briosa missão que optou em cumprir e ele precisa estar a par dos esforços de seu pai em cultuar a memória de nossos paulistas de outrora. Veja vc EGYDIO que eu e vc passaremos um dia, talvez muito breve, talvez não, mas temos que continuar sustentando o fogo e isso só conseguimos por intermédio das sementes que plantamos nessa caminhada; Teu filho assim como vosso genro e demais amigos na PMESP de Piracicaba são as sementes que precisam de vosso cuidado agora para que possam germinar e vir a dar fruto. É disciplina e constância meu amigo, assim como fazes com a vossa vida cristã no estudo contínuo e orientado da palavra de nosso glorioso DEUS que nos promete algo lindíssimo ao final dessa mesma caminhada, em Apocalipse 2:7.
No tocante ao que ocorreu com nossos amigos da PMESP, não se preocupe. Alguns vão questionar o valor da anuidade outros nada farão e haverá ainda aqueles que ingressarão com o objetivo de ganhar medalhas. Ganhar medalhas não é o problema, desde que se faça ALGO pelos nossos veteranos para recebê-la. O contrário é que é inaceitável e totalmente anti ético.
Sugiro que desde o começo, quando com eles conversar, que explique que vosso núcleo é de CORRESPONDENCIA, isto é de pesquisa e de produção de informações sobre as pessoas dos veteranos. Algumas pessoas acabam entendendo as vezes que é para se encontrar, comer coxinhas no final de semana, assistir filmes e ganhar medalhas. Tudo errado. Eu aqui em Itapetininga estou com MUITO CUSTO tentando meus associados a escreverem alguma coisa senão é só eu que escrevo e não deve ser assim. E essas pessoas que escolhi para integrar o núcleo são escritores, jornalistas e entusiastas.
Não podemos misturar crédulos com incrédulos. Veja o que diz 2 Co 6, 14-15, é exatamente como devemos conduzir nossos trabalhos nesses núcleos de correspondência que, segundo entendi dos emails enviados pelo CEL VENTURA, se tornaram as meninas dos olhos de toda a sociedade por estarmos à frente da produção e informação do público sobre o que é essa mesma sociedade e a sua missão.
Com relação aos pracinhas, crie também um blog a respeito. Verás que isso ira facilitar inclusive vossa conexão com esse vereador e as informações chegarão mais facil. Fiz isso aqui em Itapetininga e o retorno foi magnífico em todos os sentidos. Tive problemas também, acredite, mas o resultado final valeu a pena.
A idéia de escrever para jornais é EXCELENTE. Eu o faço toda vez que algo novo é criado, tanto para os veteranos de 32 quanto os de 45.
Isso tudo acabou despertando a atenção das elites intelectuais da Itapetininga e acabei sendo convidado para integrar o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico da cidade, na especialidade história militar e isso me deixou muitissimo feliz pois agora tenho a chancela de meus concidadãos para realizar as pesquisas que desejar nessa gigantesca e quase virgem seara daqui.
EGYDIO nossa caminhada é MUITO SOLITÁRIA e sei que CEL VENTURA ainda que presidente e presente a tantos eventos também amargue a solidão que é às vezes o tortuoso caminho para se fazer acontecer as coisas, ainda mais sobre assuntos que não mais interessam o público.
Mas veja você que DEUS é misericordioso e cheio de GRAÇAS para todos, pequenos e grandes, maus e bons. Caminhemos confiantes e verás nas sementes que plantar excelentes frutos.
Enorme abraço e no contato
BIAJONE
outubro 28,2011

De: Maria Cecilia
Data: 26 de outubro de 2011 12:00
Assunto: Missa Abertura Festividades 80 anos Revolução de 32
Para: casa episcopal
Exmo. e Revmo. Dom Odilo Pedro Scherer,
No domingo, dia 23 de outubro, conversei com o senhor, na Paróquia de São Francisco, quando esteve lá para celebrar a missa do Tríduo de Santo Antonio de Santana Galvão.
A Sociedade dos Veteranos de 32 - MMDC, gostaria de poder contar com sua presença para a celebração da missa de abertura das festividades da comemoração dos 80 anos da Revolução de 32.
A missa será no dia 22 de janeiro de 2012, às 9,00h, na Catedral de São Paulo. Horário este, já agendado e confirmado na Catedral, conforme sua orientação: primeiro confirmar o horário na Catedral.
Ficando somente, a confirmação da possibilidade de ser celebrada pelo senhor.
O presidente da Sociedade dos Veteranos de 32, Cel. Ventura, gostaria de estar enviando um ofício, caso o senhor confirme sua presença.
Agradeço desde já sua atenção.
Ficando à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
M Cecilia Musumeci Borges
mceciliamusumeci@uol.com.br
f:   11 5594-0002
ce: 11 7272-4165
     11 7554-1565
Por ser Ponto Facultativo (DIA DO FUNCIONALISMO) a MARINEI não está trabalhando hoje na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Eu lá compareço por volta das 13 horas a fim de imprimir as páginas das datas de 28 e 29 de outubro. Encontro o COLOMBO em meu lugar. Ele estava me aguardando para resolver alguns problemas. Vamos almoçar com nosso amigo OLIVEIRA. Na tarde aquela senhora de SANTA MARIA (RS) telefona para a Sociedade. Há tempos ela vem telefonando, inclusive para minha casa, com o firme propósito de me levar até o RIO GRANDE DO SUL a fim de fazer palestras sobre o Movimento Revolucionário de 32. Seu pai combateu naquela época e diz que foi do lado dos constitucionalistas. DONA VERA gosta mesmo é de conversar. Deve ser uma pessoa que vive só e precisa se desabafar com alguém. Isso vem acontecendo desde julho. O COLOMBO fica me ajudando até passar das 16 horas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Revolução de 32 segundo Quinzinho
                         Revolução de 32 segundo Quinzinho
em 09/07/2011
                
Ex-combatente da revolta armada doou objeto por ele utilizados no front à Câmara de Piracicaba

Foto: Del Rodrigues - O historiador Fábio Bragança visita o acervo de Quinzinho doado pela família
                                                           Erick Tedesco

Numa fotografia antiga, Joaquim Moreno posava fardado, com postura militar e devidamente equipado, como se pronto para a guerra. Da Estação da Paulista, o combatente e mais centenas de piracicabanos foram enviados ao Vale do Paraíba, em 1932, ao front de batalha da Revolução Constitucionalista que teve início em 9 de julho daquele ano. Era o Brasil, liderado por tropas paulistas, contra o exército de Getúlio Vargas, que havia destituído todas as Câmaras de Vereadores do país e revogado a Constituição.

De lá, Quinzinho, como Moreno era conhecido, voltou – e voltou com “souvenires” da revolta armada de que participou. Além das condecorações na farda como honra ao mérito, trouxe também artefatos indígenas, bandeiras que trocou com outros combatentes, a bandeira do Estado de São Paulo que utilizou no front e objetos por ele utilizados, como um cantil, o marmiteiro e dois capacetes.

Participar de confrontos armados pode ser traumático, mas vivenciar de perto a Revolução Constitucionalista não foi excluída das memórias de Moreno. Em sua residência, ele criou o “Cantinho do Quinzinho”, onde guardou toda a memorabilia bélica. Fez daquele canto o seu museu particular. Lá, resguardou a participação no movimento que brigou pela retomada dos direitos constitucionais no Brasil. De acordo com a família, ninguém podia entrar no mausoléu.

A história oficial conta a vitória de Getúlio Vargas, mas foi graças à ofensiva militar paulista que, anos depois, uma nova Constituição foi promulgada e os vereadores voltaram a atuar. Para combatentes como Quinzinho, a Revolução Constitucionalista significou reposicionar o Brasil no caminho da democracia, apesar do golpe de Estado pelo mesmo Vargas em 1937. As honrarias que ele recebeu, muito mais do que broches na farda, eram ostentados para legitimar um trunfo.

Quinzinho ainda recebeu diplomas, troféus e medalhas, muitos pela Câmara de Piracicaba. E para a Casa de Leis piracicabana o museu particular do ex-combatente foi transferido. Ele faleceu no ano passado e, segundo a família, assim como o último desejo em vida de um soldado, ordenou que, ao morrer, tudo deveria ser doado para onde agora está, aos cuidados de Fábio Bragança, o historiador responsável da Câmara. Na quinta-feira, ele organizou uma exposição da doação para oficializá-la, também como agradecimento pelo material histórico recebido.

Após a morte de Moreno, restaram apenas cinco pessoas de Piracicaba que participaram da Revolução Constitucionalista ainda vivas: Romeu Gomes de Oliveira, Iscar Antonio Bresson, Luiz Avelino, Armando Ferreira Alves e Antonietta Marozze Righetto. De acordo com Bragança, a cidade enviou tanto soldados como enfermeiras, costureiras e médicos. “Ainda não temos um número exato de quantos foram enviados, mas será assunto de pesquisa a ser realizada em breve, principalmente para também saber qual foi o impacto deste fato em Piracicaba”, conta o historiador.

Bragança ressalta que o material doado pela família Morena está em ótimo estado de conservação e nada precisa de restauro. A farda, um brim em sarja, resistiu ao tempo. Os capacetes, pesados e com forro, poderiam ser utilizados numa eventual nova batalha, assim como a carteira e a mala de viagem. As fotos e diplomas estão todas elas enquadradas, e a bandeira de São Paulo, meticulosamente costurava faixa por faixa, é uma relíquia.
Quinzinho também colecionou livros sobre o tema Revolta Constitucionalista. A bibliografia doada conta com 14 obras. “Algumas são raras e, dependendo da relevância do material, será higienizado”, afirma o historiador da Câmara. Bragança revela que a doação de Moreno, junto a outros itens relacionados à data, serão anualmente expostos no hall de entrada do prédio onde funcionava a Biblioteca Municipal, anexo ao da Câmara. Movimentos sociais acontecem, pessoas morrem, outras sobrevivem e a história registra tudo, transforma em memória e deixa para a posteridade os bons e maus feitos do homem.

Com mais uma medalha de ouro, a terceira em GUADALAJARA, DIEGO HYPÓLITO fechou com estilo sua participação nos Jogos Pan-Americanos. E, por seu desempenho no MÉXICO foi escolhido para ser o porta-bandeira da seleção brasileira na cerimônia de encerramento do evento, no domingo, dia 30 de outubro. A alegria da família HYPÓLITO não ficou por aí. DANIELE conseguiu duas medalhas de bronze, uma na trave e outra no solo. Com 26 medalhas de ouro a mais que a ARGENTINA, o BRASIL assume o quarto lugar na classificação geral da história dos jogos Pan-Americanos. Os argentinos tinham 17 de vantagem.

A matemática foi colocada para escanteio antes mesmo de o árbitro PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA apitar o final da vitória da PORTUGUESA sobre a PONTE PRETA, por 2 a 1, hoje, no CANINDÉ. Embora o time ainda precise de três pontos para garantir o título da Série B, a LUSA fez festa de campeã. Vários torcedores choravam como crianças nas arquibancadas. Outros exibiam faixas em alusão ao título. Com o apito final, os jogadores se abraçaram e deram uma volta olímpica – acelerada, em ritmo de corrida. O time do CANINDÉ chegou aos 70 pontos, com 13 de vantagem para a vice-líder PONTE PRETA. O destaque do jogo foi o meia ANANIAS, autor dos dois gols lusos. Quando saiu de campo, aos 27 do segundo tempo, foi aplaudido de pé pelos 11 mil torcedores.

Os italianos dizem que SÃO JUDAS TADEU é o protetor das situações sem remédio. Para os devotos brasileiros, é o das causas impossíveis. E há quem garanta que é o santo mais paulistano. Hoje, cerca de 320 mil pessoas visitaram o santuário do JABAQUARA, na zona sul. Mais de 100 mil velas foram compradas pelos devotos. “É o maior santuário da cidade e o grosso dos devotos é paulistano. As pessoas têm uma relação tipicamente paulistana com SÃO JUDAS: saem de casa, passam rapidinho para fazer uma oração ou assistir à missa e vão trabalhar. Se der, voltam no fim da tarde”, observa o padre GILBERTO HELENO. Outra característica dos fiéis, segundo o padre, é a devoção passar de geração para geração. “É muito comum, os pais passarem esse sentimento para os filhos”.   

HÉLIO FERNANDES FILHO foi diretor de redação da “TRIBUNA DA IMPRENSA”, jornal criado em 1949 por CARLOS LACERDA  e assumido por seu pai, HÉLIO FERNANDES, em 1962. Foi responsável pela última grande reforma da “TRIBUNA” e sua informatização. Na década de 1980, foi vereador do RIO DE JANEIRO pelo PMDB e fundou a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. Morreu nesta sexta-feira no RIO, de insuficiência respiratória e hepática. Estava internado há cerca de seis meses. Morreu dois meses depois do irmão, o também jornalista RODOLFO FERNANDES, diretor de redação de “O GLOBO”. Era casado com ROBERTA BABO, com quem tinha um filho. HÉLIO FERNANDES FILHO nasceu em 1954.

Nascido em 1º de janeiro de 1952, BERNARDO JABLONSKI era doutor em psicologia social, professor universitário e ator, escritor e diretor teatral. Publicou diversos livros e artigos. Na Rede GLOBO, participou de produções desde 1992 entre minisséries, seriados e especiais. Seu legado como redator passa por diversos programas humorísticos, dentre eles: “OS TRAPALHÕES”, “CHICO TOTAL”, “SAI DE BAIXO”, “VIDA AO VIVO SHOW”, “O BELO E AS FERAS”, “ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO”, “SOB NOVA DIREÇÃO” e “ZORRA TOTAL”. No “ZORRA TOTAL” trabalhou como ator e redator. Foi no programa que alcançou maior popularidade. No “ZORRA” ficou conhecido pelo papel de ADERBAL, marido da falante DIRCE, vivida pela atriz MARIANA SANTOS. No cinema, participou de filmes como “OLD ORCHID”, “TEMPOS DE PAZ” e “TROPA DE ELITE”, onde interpretou um professor de Direito. Com mais de dez peças no currículo, seu último trabalho no teatro foi ao lado de FABIANA VALOR na direção do musical infantil “O PATINHO FEIO”, em cartaz no RIO DE JANEIRO. Foi casado durante 13 anos com a atriz MARIA CLARA GUEIROS, de 46, com quem tem dois filhos: JOÃO, de 16, e BRUNO, de 13. JABLONSKI morreu nesta sexta-feira, aos 59 anos. Ele lutava contra um câncer de fígado e estava internado desde o último dia 3 na Clínica SÃO VICENTE DA GÁVEA, no RIO DE JANEIRO. O velório foi realizado na sede do curso de teatro TABLADO, na LAGOA, onde ele era professor de aulas livres de improvisação. O humorista MARCIUS MELHEM lamentou a morte de BERNARDO por meio do TWITTER. “DIA TRISTE, BEM TRISTE”.

O Ministério Público de São Paulo vai ingressar com uma ação na Justiça contra a decisão do Metrô de retornar as obras de ampliação da LINHA 5 – LILÁS. Para a promotoria, há irregularidades na licitação do trecho entre as estações ADOLFO PINHEIRO e CHÁCARA KLABIN. Um jornal publicou que tinha conhecimento do resultado da licitação seis meses antes da abertura dos envelopes dos lotes três a oito. Um vídeo foi gravado e o resultado registrado em cartório. Em outubro de 2009 o governo do Estado suspendeu a licitação. Mesmo com a Corregedoria indicando suspeitas de corrupção, o Metrô decidiu pela assinatura dos contratos, o que aconteceu em junho deste ano. A ação pede o afastamento do presidente da empresa, SÉRGIO AVELLEDA. Em sua defesa, AVELLEDA afirmou que só cumpriu o que estava no edital: uma mesma empresa não poderia vencer dois lotes na licitação.

Depois de receber a missão da presidente DILMA ROUSSEFF de promover uma “faxina” no Ministério do Esporte, o novo ministro, ALDO REBELO, sinalizou hoje que pretende convidar “gente do mercado” para postos-chave na estrutura da pasta. Ele disse que uma das dificuldades para isso é o salário oferecido, abaixo de 12 mil reais. ALDO não descarta manter correligionários do PC do B nos cargos mais importantes.

Cerca de 320 alunos do curso pré-universitário do COLÉGIO CHRISTUS, de FORTALEZA (CE), também tiveram acesso com antecedência às questões idênticas às que caíram no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Os mesmos cadernos entregues aos alunos do 3º ano do ensino médio foram oferecidos, pelo mesmo professor, aos que realizam cursinhos. Até agora o Ministério da Educação determinou apenas o cancelamento da prova dos 369 concluintes do ensino médio. A Justiça deu prazo de 72 horas para o INEP, que organiza o ENEM, se manifestar sobre o caso.  

Agitado, angustiado, nervoso, com palpitação e em dúvidas se queria ser tratado em um hospital ou ficar em casa. O estado do cantor LUCIANO alertou logo os médicos do Hospital SANTA CRUZ, em CURITIBA, ontem à noite. O caso era sério. LUCIANO, depois de ter anunciado que deixaria a dupla com o irmão ZEZÉ DI CAMARGO, poderia até ter sofrido uma parada cardíaca, por estar com baixíssimo índice de potássio no sangue, decorrente do uso de diuréticos, conforme disse o médico HIPÓLITO CARRARO JÚNIOR, coordenador da UTI-GERAL do Hospital SANTA CRUZ. A seqüência de fatos que parecia implodir repentinamente a carreira da dupla levou cerca de 12 horas. Na noite de ontem, ZEZÉ sobre sozinho ao palco do Teatro GUAÍRA, em CURITIBA, dizendo que havia acontecido um “probleminha” no camarim e cantaria sem o irmão naquela noite. “Depois de 20 anos de carreira, estou no palco sozinho, sem meu irmão. Já aconteceu isso uma vez, mas hoje pela segunda vez está acontecendo. Teve um probleminha no camarim. Meu irmão foi embora. Depois a gente resolve o resto, mas o importante é que eu estou aqui e respeito muito todos vocês”. Meia hora depois, LUCIANO aparece, confirmando o desentendimento e afirmando que faria shows com ZEZÉ apenas até o fim do ano para honrar compromissos profissionais. “Não era para eu estar aqui agora. Até o final do ano, vou cumprir todos os meus compromissos. Mas no ano que vem o meu irmão vai continuar a carreira sozinho, e vocês vão ser com certeza a segunda voz que ele sempre mereceu e que merece para o resto da vida. Valeu de coração e obrigado.” Hoje às 9 horas, LUCIANO dá entrada no Hospital SANTA CRUZ com suspeita de intoxicação por remédios. Os boatos aumentam no começo da tarde, até que é divulgado o boletim médico: “LUCIANO foi admitido neste hospital às 9 horas de hoje, após um desconforto decorrente de hipocalemia aguda. Essa redução de potássio no sangue foi decorrente do uso recente de diurético para controle de inchaço nos braços e pernas, que o LUCIANO já apresentava principalmente nesse período do ano, quando realiza mais shows. Alterações do potássio podem levar à parada cardíaca e assim optamos por manter o LUCIANO sob observação na UTI, enquanto corrigimos essa alteração. No momento, ele está bem, dormindo após o susto.” Em nenhum momento houve uma retratação pessoal de ZEZÉ DI CAMARGO ou de um empresário do grupo sobre o destino dos irmãos. A assessoria disse que iria questioná-los sobre isso em um momento oportuno. Ainda nesta tarde, a assessoria do cantor confirmou que ZEZÉ DI CAMARGO faria um show sozinho no mesmo GUAÍRA. Mas a ausência de LUCIANO, agora, seria por motivos de saúde. Segundo o médico, a briga dos irmãos e o estado de saúde de LUCIANO não estão necessariamente relacionados. Hoje à noite durante show em CURITIBA, ZEZÉ DI CAMARGO disse que, se depender dele, a dupla com LUCIANO vai existir até o fim da vida dos dois. “Vamos cantar até nos transformar em um quarteto, com duas enfermeiras segurando o soro atrás”, afirmou, para o delírio dos fãs que lotaram o TEATRO GUAÍRA. A dupla deixará de existir “só se o meu irmão quiser mesmo”. Na metade do show, ZEZÉ, com o violão nas mãos, disse que estava à vontade. “Vou cantar uma música que não está no roteiro”, afirmou, antes de contar que seus pais tinham viajado até CURITIBA. Pediu para auxiliares trazerem a letra de O PORTÃO, de ROBERTO CARLOS. Enquanto cantava, caiu no choro. A platéia levantou-se e aplaudiu.

O executivo CARLOS EDUARDO DE CAPUA CORREA DA FONSECA, conhecido como KARMAN, morreu nesta sexta-feira, à noite, aos 68 anos, e deixou esposa e três filhos. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo e em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie, FONSECA fé carreira na área de tecnologia bancária e foi um dos profissionais mais conceituados da área. Foi no Grupo ITAÚSA que passou a maior parte de sua carreira. Ele começou no holding em 1966, como diretor de sistemas e métodos do Banco ITAÚ. Mas, a sua principal atuação dentro do grupo foi na ITAUTEC, o braço tecnológico. FONSECA participou da fundação da empresa e foi diretor-superintendente da ITAUTEC por 20 anos, até se aposentar em 1998. Ele ainda participava do Conselho de Administração da companhia, na qual ingressou em fevereiro de 2010. FONSECA também participou da diretoria da ITAÚSA e foi responsável pela supervisão da política de tecnologia das empresas do conglomerado. Um ano após se aposentar, FONSECA voltou ao mercado como diretor-executivo da TI do banco REAL/ABN AMRO. Ele estava à frente do processo de integração dos sistemas dos dois bancos, que depois foram adquiridos pelo SANTANDER. Ele permaneceu na empresa até 2008. KARMAN também foi diretor de tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e presidente do Centro Nacional de Automação Bancária (CNAB). Nas entidades de classe, participou do desenvolvimento de projetos como a padronização de boletos de cobrança, a implantação dos primeiros caixas eletrônicos e do sistema de Débito Direto Autorizado (DDA). Além de atuar como executivo, FONSECA também investiu em empresas de tecnologia. Em 2009, ele comprou participações nas brasileiras BRTOKEN e na 3R CORP. No mesmo ano, ele se tornou acionista do grupo HDI, especializado em garantia de qualidade para softwares. FONSECA era mais conhecido no meio empresarial pelo apelido KARMAN, que o acompanhou desde 1958, porque ele não conhecia o veículo KARMANN GHIA, ícone nos anos 1960. Um amigo passou a chamá-lo pelo nome do carro e o apelido pegou.      

Horas após o Congresso uruguaio revogar a LEI DA ANISTIA de crimes cometidos durante o regime militar (1973-1985), a Justiça abriu processos contra dois ex-agentes do Estado acusados de matar, há 38 anos, um argentino, militante de extrema esquerda, em MONTEVIDÉU, além de outros cinco militares da reserva suspeitos do assassinato de MARIA CLÁUDIA GARCÍA DE GELMAN, nora do poeta argentino JUAN GELMAN. O juiz EDUARDO PEREYRA decidiu processar ALBERTO GÓMEZ GRAÑA e ARTURO AGUIRRE – que, em 1973, tinham a patente de capitão nas Forças Armadas uruguaias – por “homicídio muito especialmente agravado”. Eles são acusados de torturar até a morte o argentino GERARDO ALTER, militante do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, de BUENOS AIRES, que havia se juntado à guerrilha dos tupamaros, em MONTEVIDÉU. Após meses no URUGUAI, o guerrilheiro foi preso no 1º Batalhão de Infantaria, de onde nunca mais saiu. Segundo testemunhas, ALTER foi torturado até a morte. Os militares processados pela morte de MARÍA GELMAN são JOSÉ NINO GAVAZZO, JOSÉ RICARDO ARAB, GILBERTO VÁZQUEZ, JORGE SILVEIRA GUESADA e RICARDO JOSÉ MEDINA. A Justiça também pedirá a extradição de MANUEL CORDERO ao BRASIL, que o enviou à ARGENTINA, onde cumpre prisão domiciliar.

Um garoto de 13 anos foi resgatado dos escombros de um prédio na cidade de ERCIS hoje, 108 horas após o terremoto que atingiu a TURQUIA no domingo, dia 23. O menino, FERHAT TOKAY, sobreviveu bebendo água da chuva acumulada em volta dele. Ao menos 570 pessoas morreram e 2,5 mil ficaram feridas no tremor.

Em mais uma sexta-feira de protestos contra a ditadura Síria, pelo menos 30 pessoas morreram hoje, segundo a oposição do país. As forças de segurança teriam aberto fogo contra manifestações pró-democracia em HAMA e HOMS, no centro da SÍRIA. Os ativistas pedem a criação de uma zona de exclusão aérea para proteção dos civis, a exemplo do que ocorreu na LÍBIA. Cerca de 2 mil pessoas saíram às ruas hoje após as preces de sexta-feira. Ativistas afirmam que parte dos ataques ocorreu após as manifestações. Em HOMS, eles afirmam que soldados do Exército invadiram casas e os serviços de Internet e telefone foram cortados. Em HAMA, houve troca de tiros entre forças leais ao ditador BASHAR ASSAD e desertores que aderiram às manifestações.

Um dia após a divulgação dos resultados das primeiras eleições da primavera árabe, na TUNÍSIA, violentos protestos ocorreram em SIDI BOUZID, cidade onde começaram as manifestações que levaram à queda em janeiro do ditador ZINE ABIDINE BEN ALI, inspirando levantes no mundo árabe contra governos autocráticos. O líder do partido islâmico ENNAHDA, banido da TUNÍSIA durante décadas e vencedor nas eleições de domingo, RACHID GHANNOUCHI, pediu calma à população. O ENNAHDA obteve 41,47% dos votos e ocupará 90 dos 217 assentos na nova Assembléia Constituinte, segundo o comitê eleitoral. As autoridades tunisianas impuseram toque de recolher em SIDI BOUZID, entre 19 horas de hoje até as 5 horas de amanhã, por causa dos protestos. A liderança do ENNAHDA, que se coloca como um partido islâmico moderado, prometeu formar um governo de coalizão com outros partidos.

Os dias de liberdade de SAIF AL-ISLAM, filho e herdeiro político de MUAMAR KADAFI, parecem contados. Perseguido pelos revolucionários do Conselho Nacional de Transição e monitorado pela OTAN, ele negocia sua rendição. Para se entregar, SAIF exige ser transferido em segurança para HAIA, sede do Tribunal Penal Internacional, evitando o destino do pai, morto ao ser capturado durante o cerco a SIRTE, sua terra natal. A confirmação das negociações ocorreu hoje, em HAIA, quando o procurador do Tribunal, LUÍS MORENO-OCAMPO, informou que “contatos informais e indiretos” com SAIF haviam sido estabelecidos. O procurador garantiu que o filho de KADAFI terá um processo justo, será protegido e tratado como inocente, até que se prove o contrário.         

Forte terremoto, de magnitude 6,9 na escala RICHTER, foi sentido nesta sexta-feira em LIMA e em várias cidades do PERU. O tremor gerou pânico e deixou 83 feridos. Pelo menos 132 casas foram danificadas e 660 pessoas ficaram desabrigadas. Os maiores prejuízos foram na cidade de ICA, 325 km ao sul de LIMA, que tem 124 mil habitantes. O terremoto foi sentido em várias cidades costeiras e nos ANDES. Ocorreu a 220 km de LIMA, no PACÍFICO, a 40 km de pronfundidade.

A cantora britânica BERYL DAVIS morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, nos ESTADOS UNIDOS. A informação foi confirmada por GREG PURDY, porta-voz da família da artista. DAVIS fez sua estréia em território norte-americano no programa de rádio de BOB HOPE e chegou a cantar com nomes como FRANK SINATRA e BENNY GOODMAN. Boa parte de sua formação musical se deveu a seu pai, HARRY DAVIS, líder de orquestra nos ESTADOS UNIDOS. A carreira da cantora começou a despontar durante a 2ª Guerra. Na década de 1950, ela obteve projeção com o quarteto vocal ao lado de JANE RUSSELL, CONNIE HAINES e DELLA RUSSELL. 







2 012    :     -  DOMINGO
JORNAL DA TARDE
PESQUISAS INDICAM VITÓRIA DE HADDAD HOJE
IBOPE/TVGLOBO/ESTADO e DATAFOLHA mostram petista à frente de JOSÉ SERRA.
O candidato do PT à Prefeitura de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD, deve vencer hoje o tucano JOSÉ SERRA. As pesquisas divulgadas ontem o coloca com 59% de votos válidos contra 41% do tucano. O IBOPE realizou parte de suas 1.204 entrevistas ontem após o último debate da campanha, realizado pela TV GLOBO na noite de sexta-feira (dia 26). O Instituto DATAFOLHA também projetou a vitória do petista, em pesquisa divulgada ontem, por 58% a 42%. O candidato do PT, que chegou atrás de SERRA no primeiro turno, liderou a corrida eleitoral da capital em toda a segunda etapa da eleição. A geografia do voto paulistano mostra que HADDAD terá vitória folgada nas áreas periféricas da cidade e resultado próximo do de SERRA nas áreas onde o PT é historicamente mais rejeitado. A pesquisa foi feita entre os dias 25 e 27. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em minha biblioteca, no computador, procuro atualizar meus apontamentos. As últimas viagens para ITAPETININGA, CAMPINAS e PIRACICABA fizeram com que as digitalizações de minhas memórias fossem prejudicadas. Nesse domingo permanecerei em casa. Não dá para ir a SÃO PAULO votar. Não posso dar meu voto a um petista, por convicção quanto ao partido, principalmente quando se tem certeza de que o mensalão é obra exclusiva do Partido dos Trabalhadores, liderado por LULA quando presidente. O outro candidato não é saudável perante à Sociedade da qual sou presidente. Em épocas passadas nada ajudou o MMDC e até atrapalhou em várias ocasiões. Como estou com 75 anos de idade, não preciso mais votar. Iria, sim, até a urna caso tivesse um nome em que poderia confiar.   

PAULO CÉSAR, KATYA e IAGO foram passar o final de semana numa das praias de CARAGUATATUBA. Perto de TOQUE-TOQUE fica SANTIAGO e, num descuido do PAULO CÉSAR, ladrões quebraram o vidro do seu carro, estacionado na praia de SANTIAGO, levando tudo o que podiam levar. Eles, desgostosos, encerraram o passeio e retornaram, chateados, para casa. Conversam conosco sobre esse acontecido banal nos dias de hoje. Estamos atravessando dias de grande violência em SÃO PAULO.

Hoje o veterano GERALDO FARIA MARCONDES, presidente de honra da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, se vivo fosse, estaria completando cem anos de idade. Assumiu a presidência da DIRETORIA EXECUTIVA em 9 de julho de 2002, para o triênio 2002/2005. Foi presidente de honra da Sociedade, como reza o Estatuto de 11 de julho de 1997. Ocupou por várias vezes o cargo de Presidente da Diretoria Executiva e também do CONSELHO SUPREMO. Também ocupou o cargo de 2º vice-presidente do CONSELHO SUPREMO até a data de 17 de dezembro de 2004, quando, em Assembléia Geral, deixou de existir essa figura no novo Estatuto, aprovado nessa oportunidade. Os conselheiros remanescentes passaram a constituir o CONSELHO DELIBERATIVO da Sociedade. O Sr GERALDO FARIA MARCONDES ocupou o cargo de Presidente da Diretoria Executiva até 7 de julho de 2005, quando foi substituído por GINO STRUFFALDI. Na constituição da nova diretoria, o presidente o escolheu para ser o Diretor do Monumento-Constitucionalista. Em 2006, pediu demissão do cargo de Diretor do Monumento Mausoléu, mas continuou sendo o Presidente de Honra, conforme reza o Estatuto aprovado em 17 de dezembro de 2004. GERALDO FARIA MARCONDES nasceu em 28 de outubro de 1912. Faleceu em 25 de julho de 2008.

O 2º TENENTE PM ANDRÉ MANOEL manda um e-mail para o EGYDIO e explica os motivos pelos quais não pode comparecer ao evento de ontem:
De: ANDRE SILVA <and15mais@yahoo.com.br> Data: 28 de outubro de 2012 13:13 Assunto: SOLENIDADE DE 27OUT12 Para: EGYDIO JOAO TISIANI <e.jtisiani@ig.com.br>, "erj@merconet.com.br" <erj@merconet.com.br>
Boa tarde, antes de mais nada parabéns pela bela solenidade ocorrida no dia 27OUT12.
Gostaria de justificar minha ausência neste evento, a qual se deu devido a uma ocorrência policial da qual eu participei, que teve inicio na data do evento às 03h00min e teve o seu desfecho por volta das 15h30min.
Fico feliz pela bela cerimônia realizada e, ao mesmo tempo chateado, uma vez que eu havia assumido um compromisso de acompanhá-la e de me reunir com os Srs.
Continuo a disposição dos Srs. e gostaria que agendássemos uma outra data para conversarmos, pois gostaria muito de contribuir com o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Correspondência de Piracicaba. E mais uma vez me desculpar pela ausência, pois a atividade policial militar é repleta de imprevistos.
Att
2º Ten PM André Manoel
(19) 97450050

Pelo menos seis pessoas foram assassinadas, 13 feridas e uma base da guarda-civil foi atacada. Esse foi o número da violência entre a noite de ontem e madrugada de hoje na GRANDE SÃO PAULO. Entre as vítimas está um guarda penitenciário. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, RODRIGO ROCHA DE FREITAS, de 31 anos, foi assassinado às 23:40 horas de ontem, dentro da casa da namorada, no bairro FUNDAÇÃO, em SÃO CAETANO DO SUL, na Região Metropolitana. Ele era funcionário da SAP havia 11 anos e trabalhava no Centro de Detenção Provisória (CDP) de SANTO ANDRÉ. Durante a madrugada, seis pessoas foram baleadas na Rua BERNARDO DE LIMA, na VILA FORMOSA, zona leste da capital. Duas delas morreram. Testemunhas disseram que o grupo conversava e bebia na calçada quando dois homens que passavam a pé começaram a atirar. Também na zona leste, à meia-noite, três rapazes foram atingidos por tiros disparados por um homem em um carro de cor escura. JONATHAN SEVERINO DA SILVA, de 19 anos, morreu. Na zona oeste da capital, o repositor RÓBSON GOMES DA SILVA, de 24 anos, foi baleado nove vezes por homens que estavam em uma CG verde. Ele e alguns amigos bebiam e conversavam na Rua NAZIR MIGUEL, no JARDIM PAULO 6º. Outros dois jovens também foram atingidos. O corpo de WELLINGTON DE JESUS MONTEIRO, de 17 anos, foi encontrado morto baleado nesta manhã, na Avenida ARICANDUVA, na zona leste da cidade. O irmão do rapaz disse que discutiu com ele e o deixou em um baile funk, na casa noturna EXPRESSO BRASIL. Ao chegar em casa, foi informado de que o rapaz fora baleado. Um sétimo corpo foi encontrado na madrugada – na Rua ERVA PRATA, em SÃO MIGUEL, às 4:30 horas. A polícia ainda não sabe, contudo, se foi homicídio. Em GUARULHOS, bandidos em uma moto atiraram contra um posto da Guarda Civil Municipal, na PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO. Ninguém saiu ferido. Na sexta-feira, por volta de 23:30 horas, quatro pessoas foram mortas em um bar de CARAPICUÍBA, no ABC, GRANDE SÃO PAULO.

Seis homens armados e encapuzados invadiram nesta madrugada a POUSADA DO CEDRO em SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, na SERRA DA MANTIQUEIRA, a 170 km de SÃO PAULO. A quadrilha rendeu funcionários e fugiu levando carros dos hóspedes. De acordo com a Polícia Civil daquela cidade, 13 pessoas tiveram jóias, dinheiro e celulares levados pela qudrilha. Na fuga, quatro carros de hóspedes foram levados pelo bando.    

O enorme talento de FERNANDO ALONSO, da FERRARI, impediu que o brilhante SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, colocasse uma das mãos na taça hoje no GP DA ÍNDIA. O alemão venceu de ponta a ponta a 17ª etapa do calendário, depois de largar na pole position, mas como o espanhol ultrapassou espetacularmente LEWIS HAMILTON e JENSON BUTTON, a dupla da McLAREN, e MARK WEBBER, da RED BULL, para receber a bandeirada em segundo, a quarta vitória seguida de VETTEL não teve grande impacto na definição do campeonato. A diferença para ALONSO era de 6 pontos e agora é de 13 (240 a 227), restando 75 pontos em jogo nas provas de ABU DABI, domingo, EUA, dia 18 e BRASIL, dia 25. O próprio VETTEL fez questão de lembrar não poder pensar em título ainda. “Claro, demos outro passo nesse sentido, mas o caminho é longo e vimos este ano mesmo como as coisas mudam rápido”. Antes de começar a ganhar corridas sem parar, em CINGAPURA, VETTEL era apenas o quarto colocado do Mundial, com 140 pontos, enquanto ALONSO liderava, com 179. Em quatro etapas VETTEL saltou de 39 pontos atrás do espanhol para 13 à frente. A vitória de hoje no circuito de BUDDH, próximo a NOVA DELHI, foi a quinta do piloto na temporada e a 26ª na carreira. A McLAREN repetiu o desempenho apagado das últimas corridas. HAMILTON foi quarto e BUTTON, quinto, enquanto FELIPE ALONSO, marcou pontos de novo, em sexto, bem como BRUNO SENNA, da WILLIAMS, o décimo. KIMI RAIKKONEN, da LOTUS, sétima hoje e terceiro no Mundial, praticamente deu adeus ao título. MARK WEBBER chegou em terceiro.

MARIA SHARAPOVA teve hoje mais uma dolorosa prova de que, ao menos para ela, derrotar SERENA WILLIAMS é praticamente impossível. Na decisão do MASTERS, em ISTAMBUL, a norte-americana fez o que se esperava: deu uma surra na russa. Com o triunfo por 2 a 0, SERENA ganhou o torneio pela terceira vez – ela já havia vencido a competição, que reúne as oito melhores jogadoras da temporada, em 2001 e 2009. A partida de hoje foi a 12ª entre SERENA e SHARAPOVA, com dez vitórias da norte-americana.
No final do ATP DA BASILEIA (sua cidade natal) ROGER FEDERER decepcionou seus fãs ao perder para o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO por 2 sets a 1. Por causa da derrota, o suíço já sabe que vai perder a liderança do ranking da ATP para NOVAK DJOKOVIC antes do fim da temporada.

SEBASTIÃO ALMEIDA foi reeleito prefeito de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO. O município está sob comando da sigla desde 2000, quando ELÓI PIETÁ assumiu o cargo. ALMEIDA derrotou CARLOS ROBERTO (PSDB) por 60,7% a 39,3%. Ao todo, recebeu 335.914 votos, contra 218,075 do rival. No primeiro turno, o petista ficou perto da vitória, mas o tucano conseguiu prorrogar o duelo. Para conseguir o segundo mandato na cidade, o petista fez aliança com PP, DEM e PSD. Suas principais promessas de campanha foram a construção de 20 Centros Educacionais Unificados (CÉUS), a criação de 18 mil vagas em creches e a entrega de dois hospitais.

No primeiro pronunciamento como prefeito eleito de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD pregou a união das forças políticas da cidade e afirmou que fará um trabalho acima de interesses “individuais e partidários”. Em tom emocionado, disse, no discurso da vitória, que pretende acabar com o “muro da vergonha” que separa a cidade rica da pobre. Ele voltou ao tema em novo pronunciamento, a um público estimado em cerca de 8 mil pessoas na Avenida PAULISTA. “Nós não podemos mais conviver com tanta desigualdade na cidade mais rica do BRASIL”. HADDAD ainda ironizou a imagem do “poste” atribuído a ele na campanha “Sou o segundo poste do LULA. Tem alguém candidato a poste aqui?”. Apesar de ter pregado a união, o petista não citou SERRA nem GILBERTO KASSAB. Fez ainda críticas indiretas ao prefeito de desenhar políticas urbanas de desenvolvimento. HADDAD não havia recebido um telefonema do tucano para parabenizá-lo pela vitória até as 20 horas. O clima de “revanche” contra SERRA e KASSAB ficou evidente nas palavras da ministra da Cultura e ex-prefeita MARTA SUPLICY, que disse sentir um “sabor especial” pela derrota do tucano. HADDAD também agradeceu aos partidos aliados, citando a vice-prefeita eleita, NÁDIA CAMPEÃO, do PC do B, e o deputado federal GABRIEL CHALITA, do PMDB. Mas ignorou a presença do deputado federal PAULO MALUF, do PP, com quem selou apoio polêmico – que levou LUIZA ERUNDINA (PSB) a desistir da vice da chapa.  

Eleito com 55,57% dos votos, o petista FERNANDO HADDAD só irá assumir o cargo de prefeito no próximo dia 1º de janeiro. Seu mandato, que encerrará em 31 de dezembro de 2016, terá exatos 1.461 dias (quatro anos e um dia a mais, o 29 de fevereiro de 2016). Neste período HADDAD terá em média 13 dias para cumprir cada promessa feita durante a campanha eleitoral – ao todo, lançou 106 compromissos. O número é inferior ao prometido na gestão anterior de GILBERTO KASSAB (PSD), 129. Entre as promessas do atual prefeito, figuram algumas propostas já conhecidas pelos paulistanos, como a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus e três hospitais públicos – em PARELHEIROS, VILA MATILDE e na BRASILÂNDIA – que não saíram do papel no segundo mandato de KASSAB (2008-2012). A herança, foi motivo de ataques do petista contra seu adversário, o tucano JOSÉ SERRA, aliado do ex-prefeito. Também na área de saúde, HADDAD investiu na divulgação da criação da REDE HORA CERTA – 31 unidades espalhadas nas subprefeituras, onde o paciente poderá fazer exames de imagens e pequenas cirurgias com hora marcada No programa de governo petista há também outra promessa muito trabalhada no período eleitoral: a criação do ARCO DO FUTURO. O projeto prevê um novo anel viário na cidade, para promover o desenvolvimento econômico, social e de ocupação de território. Mas nem todas as promessas são concretas. A maioria dos compromissos de HADDAD ainda precisa ser detalhada. Nem no plano de governo do petista há informações aprofundadas, por exemplo, sobre as Comissões Civis Comunitárias ou do estoque de terreno ou glebas destinados à produção de unidades habitacionais populares.    

O encontro do furacão SANDY com uma ampla frente fria no Nordeste dos EUA forçou hoje a retirada de mais de 500 mil pessoas de suas casas e criou novo fato político a nove dias das eleições de 6 de novembro. O presidente BARACK OBAMA foi posto por SANDY em um inesperado teste de liderança que pode decidir sua reeleição. As campanhas mudaram seus planos para os próximos dias em função do furacão. OBAMA antecipou para esta noite sua ida para FLÓRIDA. Na manhã de segunda-feira discursará em YOUNGSTOWN, OHIO, e retornará a WASHINGTON para monitorar a chegada do SANDY. Seu programa inicial para terça-feira, dia 30, foi cancelado. O republicano MITT ROMNEY suspendeu três comícios em VIRGÍNIA, hoje, e foi para OHIO. A própria passagem do SANDY pode atrapalhar o fluxo de votos antecipados, em curso em 30 Estados. A campanha democrata apela para seus eleitores da COSTA LESTE votarem antes da tempestade. SANDY afetará eleitores de quatro Estados onde a eleição presidencial continua indefinida – NEW HAMPSHIRE, CAROLINA DO NORTE, VIRGÍNIA e OHIO.    

2 013     :    -     SEGUNDA-FEIRA
Passo uma manhã enfiado em minha biblioteca. Procuro entender a situação aflitiva pela qual passa a Polícia Militar. Se já eram muito errados os atos de vandalismo ocorridos de junho para cá, demonstrando que o sistema de segurança do Estado não está em condições de enfrentar com sucesso esses movimentos absurdos de puro terrorismo urbano, agora ficou muito pior, pois policiais militares estão sendo massacrados pelos criminosos. O que aconteceu na última sexta-feira é algo muito grave. O CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI foi vitima de uma tentativa de homicídio.
Pessimista, vou para a cidade, quando hoje se comemora o dia do funcionalismo público. Na verdade não há nada para se comemorar. Estamos de luto.
No MMDC, MARINEI está aprontando os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 5 de novembro (solenidade programada para o 2º BPChq) e 18 de novembro (evento que acontecerá no NOVOTEL, na zona norte, uma iniciativa do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, em parceria com o NÚCLEO MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”). Assino todos esses diplomas. Na cerimônia do dia 18 de novembro coloco para receber a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO a nossa associada MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e o escritor NELSON CÂMARA, autor do livro 1932-CORAÇÕES PARTIDOS.
Na hora do almoço com OLIVEIRA, MANUELA e SOPHIA fico sabendo que MANUELA já fez sua mudança para uma casa na Rua TABATINGUERA, no último sábado. Logo depois chega nosso velho conhecido COLOMBO. Comentamos muito a agressão sofrida pelo CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI, assunto esse que é de conhecimento internacional, uma desgraça para o nosso País.
As pessoas da FACULDADE DAMÁSIO que marcaram um encontro comigo nesta segunda-feira não puderam vir hoje e transferem a conversa que teríamos para amanhã.
AMADO RÚBIO passa pela Sociedade. Quer estar presente nas próximas solenidades. MAJOR PM LUNARDI, do 46º BPMM – IPIRANGA – marca uma reunião comigo para o dia 30 de outubro, à tarde. Recebemos um convite para o DIA DO OFICIAL DA RESERVA, que o CPOR/SP marca para o dia 9 de novembro, às 10 horas.
Apesar da atividade dessa tarde, estou amoladíssimo com a situação da nossa Polícia Militar, achincalhada por baderneiros e sem o devido apoio das autoridades. O que aconteceu na sexta-feira não merece a devida atenção por parte das autoridades. Falar só não adianta, há necessidade de uma ação imediata. O reconhecimento dos criminosos não deve ser tão difícil assim que impeça a prisão dos mesmos.         

A família do estudante DOUGLAS MARTINS RODRIGUES, de 17 anos, morto durante abordagem da Polícia Militar, na tarde de ontem, disse que o socorro ao rapaz só foi feito 20 minutos depois de ele ter sido baleado no peito. E só ocorreu porque a população, revoltada, pressionou os PMs a prestarem ajuda à vítima. O SOLDADO LUCIANO PINHEIRO BISPO, de 31 anos, alegou, em depoimento, que o disparo que saiu de sua pistola calibre 40 foi acidental. Ele foi autuado em flagrante por homicídio culposo e encaminhado ao Presídio Militar.
A morte de DOUGLAS gerou uma série de protestos, com direito a vandalismo e queima de veículos na zona norte. “Eles demoraram 20 minutos para socorrer meu filho”, afirma ROSSANA MARTINS DE SOUZA RODRIGUES, mãe de DOUGLAS.  “Conversei com meu outro filho, que estava ao lado dele. Ele viu tudo”. SÉRGIO MARTINS, vizinho do rapaz, afirma que estava no bar em frente e confirma a demora no socorro.
O advogado FERNANDO CAPANO, da Associação dos PMs Portadores de Deficiência, responsável pela defesa do soldado, disse que vai solicitar à Secretaria de Segurança Pública informações sobre as armas adquiridas pela Polícia Militar que apresentaram defeitos e estavam disparando sozinhas. A Pasta afirmou que a pistola não faz parte do lote de armamento defeituoso. Sobre a demora no atendimento ao jovem baleado, o defensor de LUCIANO disse que não sabe o tempo que levou. “LUCIANO disse que foi com o colega averiguar ocorrência de perturbação por baile funk. Viu dois suspeitos correndo. Quando tentava sair da viatura para abordar os suspeitos, a mão que segurava a arma bateu na porta da viatura e disparou. Foi uma fatalidade, diz FERNANDO.”
Um novo protesto contra a morte do adolescente DOUGLAS RODRIGUES, vítima de um disparo no tórax, fechou as pistas da Rodovia FERNÃO DIAS, na região do PARQUE NOVO MUNDO, nesta noite. Uma pessoa foi baleada durante a manifestação e operada em um hospital da região. Manifestantes colocaram fogo em carretas e caminhões parados na pista. Um grupo tomou um caminhão-tanque e percorreu a rodovia pela contramão em alta velocidade. Cerca de 90 pessoas foram detidas. O grupo com 200 manifestantes iniciou os ataques por volta das 18 horas, na Avenida ROLAND GARROS, uma das principais do JARDIM BRASIL, onde o rapaz vivia. Eles chegaram em três ônibus de linha, saídos do enterro de DOUGLAS. Em dois deles, mascarados surfavam no teto do veículo e gritavam palavras de ordem contra a PM.
Lojas da região, que já estavam fechadas em uma espécie de toque de recolher tácito, por causa dos protestos de ontem, tiveram as portas arrombadas e foram saqueadas. Bombeiros foram acionados para apagar as chamas de caminhões.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, FERNANDO GRELLA VIEIRA, chegou a entrar em contato com o ministro da Justiça, JOSÉ EUDARDO CARDOZO, para articular uma ação conjunta na região, já que a rodovia é federal.
A concessionária AUTO PISTA FERNÃO DIAS informou que a pista sentido SÃO PAULO foi liberada no km 86 por volta das 20:15 horas. A pista sentido BELO HORIZONTE continuava bloqueada no km 86 às 22 horas. É nesse sentido que os caminhões incendiados estavam.

Os oito manifestantes presos após um protesto que deixou um coronel da PM ferido na noite de sexta-feira devem ser transferidos amanhã para o Centro de Detenção Provisória do BELÉM, na zona leste. Sete suspeitos, incluindo o comerciário filmado perto do oficial durante o espancamento, estão detidos na carceragem do 2º DP, no BOM RETIRO, centro. O oitavo manifestante está no 31º DP. Eles vão responder por formação de quadrilha, dano e porte de material explosivo. O comerciário PAULO HENRIQUE SANTIAGO DOS SANTOS, de 22 anos, responde também por tentativa de homicídio, já que câmeras registraram ele, sem capuz, ao redor do coronel durante a agressão. O CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI teve as duas omoplatas fraturadas, lesões na perna, no abdômen e na cabeça.

O empresário EDUARDO COELHO HIRCH, de 51 anos, baleado seis vezes, hoje na esquina da Avenida 9 de Julho com ALAMEDA LORENA, nos JARDINS, morreu durante a tarde no Hospital das Clínicas. FLÁVIA SILVA MARTINS, de 22 anos, que estava no carro com ele, também foi baleada. Ela está internada na SANTA CASA e não corre risco de morrer. O atirador fugiu. A principal hipótese da polícia é homicídio e tentativa de homicídio, pois nada foi roubado. Mas a possibilidade de o crime ter sido uma tentativa de assalto não foi afastada pela investigação. O caso foi encaminhado para o 78º DP (JARDINS).

O governador GERALDO ALCKMIN anunciou a criação de um núcleo especializado no combate ao roubo de cargas no Estado de SÃO PAULO. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, divulgados na sexta-feira, esse tipo de crime aumentou 40% em setembro em todo o Estado, comparado com o mesmo mês em 2012, passando de 470 casos para 666. ALCKMIN disse que o setor funcionará em cada seccional por meio das DIGS (Delegacias de Investigações Gerais).

Um caminhão bateu e derrubou uma passarela na altura do km 274 da Rodovia RÉGIS BITTENCOURT, em TABOÃO DA SERRA, no final da tarde. O estrago foi grande e a cena proporcionada impressionou: o caminhão ficou tombado na pista, escorando a passarela que ameaçava cair.
O tráfego ficou totalmente bloqueado por volta das 18:20 horas. A colisão causou a queda de parte da passarela, afetando a circulação nos dois sentidos da estrada. O congestionamento chegou a cinco quilômetros no sentido SÃO PAULO. Duas pessoas ficaram feridas no acidente. Uma das vítimas foi jogada para fora da cabine do caminhão com o impacto da batida. O helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar levou essa pessoa para o Hospital das Clínicas. O segundo ferido foi encaminhado pelos bombeiros para o Pronto Socorro ANTENA.

O bispo alemão FRANZ-PETER TEBARTZ-VAN ELST, afastado na semana passada por tempo indeterminado, agora enfrenta a possibilidade de ver sua luxuosa residência episcopal transformada em um centro de refugiados ou em uma cozinha de sopão para os desabrigados, segundo informações de autoridades da Igreja Católica. Outras versões que circulam pela ALEMANHA falam ainda em um centro para população de rua, um café para visitantes ou mesmo um pólo de informações.

Dezenas de imigrantes africanos que sonhavam chegar à EUROPA podem ter morrido de sede ao atravessar o Deserto do SAARA. Um grupo de 60 pessoas saiu de ARLIT, no NÍGER, para chegar a TAMANRASSETT. Um dos veículos quebrou e outro partiu vazio à procura de peças, deixando os passageiros para trás. Até hoje haviam sido encontrados os corpos de duas mulheres e três adolescentes, mas 35 pessoas continuavam desaparecidas.

Depois de novas denúncias de que a Agência de Segurança Nacional teria espionado mais de 60 milhões de ligações na ESPANHA, o governo americano disse que está realizando uma revisão dos procedimentos de espionagem, que deve ficar pronta até o fim do ano. O porta-voz da CASA BRANCA, JAY CARNEY, ressaltou que existe a necessidade de “restrições adicionais” às agências de inteligência, eu “não têm objetivos comerciais”, mas visam “garantir a segurança dos americanos”.

Cinco pessoas morreram e 38 ficaram feridas hoje quando um carro atingiu pedestres e pegou fogo na Praça da PAZ CELESTIAL, a mais importante de PEQUIM. HUA CHUNYING, porta-voz da chancelaria chinesa, disse não ter detalhes sobre o caso que permitam concluir se ocorreu um acidente ou um atentado terrorista. Imagens postadas na Internet mostraram um veículo em chamas, em meio a barricadas.             

2 014     :      -   TERÇA-FEIRA
O problema criado pelo tal Movimento Separatista exige de mim um certo esforço para mais na defesa da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O episódio ainda dará muito o que falar e consequências impensáveis no momento. A reunião marcada para dia 30 e o manifesto que farei em seguida definirá a posição do MMDC.
Pela manhã atualizo o dia 28 de outubro de minhas memórias e depois vou abrir a minha caixa eletrônica de correspondência. A primeira mensagem é do MARIANO TAGLIANETTI, de CURITIBA. 
Caríssimo Cel. VENTURA bom dia !
Penso e reafirmo meu c/e das 12:50 de ontem : " é IMPATRIÓTICO, INCONSEQUENTE e DE TODO LEVIANO..." Há determinados momentos que exigem postura MEDIATA de repúdio. Afinal, no contexto histórico de 32 e ainda considerando o passado bandeirante esse cidadão está EXORBITANDO as prerrogativas de associado. Deve retratar-se PUBLICAMENTE, pois está afrontando nossa luta por ideáis de brasilidade paulista. Caso contrário, deverá responder por DANOS MORAIS e crime de LESA-PÁTRIA, por estar desconstruindo o passado da SOCIEDADE DE VETERANOS DE 32. A mídia deverá ser acionada em repúdio a esse crime de LESA-PÁTRIA. Ao nobre paladino  presidente, s.m.j., cabe enérgico repúdio a esse procedimento demagógico que visa notoriedade com o "chapéu do alheio ". Recebe, nesse sentido, nosso integral apoio, TAGLIANETTI. 

Na Sociedade, MARINEI deixou um aviso. Sentiu-se mal nesta manhã. Chamou o seu marido e o WANDER a levou para a CRUZ AZUL. Passo uma tarde sossegada. Apenas comparece o WILLIAM MASCARENHAS na Sociedade e passamos a conversar sobre o tal Movimento Separatista. Telefono para o 1º TENENTE PM NATANAEL a respeito da entrega de medalhas na noite do dia 30 de outubro, na Câmara Municipal. Isto é algo complicado face a situação do CORONEL PM TELHADA, envolvido com o Movimento Separatista. NATANAEL explica que foi um mal entendido da reportagem. O TELHADA nunca falou em separatismo. No entanto não é isso que vincula nas redes sociais. Precisa haver um desmentido dele nesse sentido. Não assino os diplomas nesta tarde, pois seria apoiar o TELHADA. Fica o NATANAEL de conversar com o vereador.
Exatamente às 16 horas, deixo a Sociedade. A temperatura é de 30ºC e faço uma viagem para GUARULHOS bastante sonolenta.  

As últimas cinco partidas da PORTUGUESA na Série B de 2014 servirão apenas para lembrar ao seu torcedor que a equipe paulista terá de disputar a Terceira Divisão do futebol nacional na próxima temporada. Hoje, em ITÁPOLIS, pela 33ª rodada, a LUSA foi derrotada pelo OESTE, por 3 a 0 e, matematicamente, não tem mais chance de escapar do descenso.
Depois do caso HÉVERTON, em 2013, que culminou na queda do time do CANINDÉ para a Segundona, o clube acumula outro ano catastrófico e, pela primeira em sua história, vai disputar a Terceirona.
Não à toa. Hoje, a PORTUGUESA chegou à 18ª derrota em 33 partidas disputadas na Série B. Até aqui, o time só conseguiu vencer três vezes na competição. Marcou 25 gols e sofreu 52, conferindo-lhe um saldo negativo de 27. Lanterna do torneio, com apenas 21 pontos, a LUSA voltará a campo no sábado, 1º de novembro, às 21 horas, no CANINDÉ, diante da LUVERDENSE, para dar início à melancólica sequencia de despedida da Segunda Divisão.

A cidade de BORBOREMA, a 377 km da capital paulista, está em luto. Um grave acidente entre um ônibus lotado de estudantes e um caminhão em uma estrada da região matou 11 pessoas, sendo sete alunos e quatro professoras.
A tragédia aconteceu na noite de segunda-feira, em IBITINGA, a 30 km da cidade das vítimas. Todos os corpos foram velados no ginásio municipal de BORBOREMA no fim desta tarde.
Além das vítimas fatais, o acidente deixou 24 feridos, quatro deles em estado grave. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, eram 23:30 horas quando o ônibus da VIAÇÃO JABOTUR retornava de SÃO PAULO pela Rodovia DEPUTADO LEÔNIDAS PACHECO FERREIRA (SP-304). Os alunos da Escola Estadual DOM GASTÃO LIBERAL PINTO tinham vindo à capital assistir a apresentação de uma orquestra na SALA SÃO PAULO e visitar o aquário da cidade, no IPIRANGA.
Naquele momento, o ônibus - o terceiro e último de um comboio que transportava 111 alunos e professores - passava pela altura do km 368 da estrada. Ao cruzar com uma carreta que carregava óleo vegetal aconteceu a batida.
Ainda não se sabe de que forma o caminhão, conduzido por LEANDRO SHANCES BASSALEA, de 26 anos, cruzou a pista simples e entrou na contramão. O ônibus, conduzido por JOSÉ ROBERTO DE SOUZA, 53 anos, bateu fortemente na lateral do caminhão. Com o impacto, quase toda a lataria e os bancos do ônibus foram arrancados. A frente do caminhão também ficou completamente destruída e pegou fogo.
No total, sete alunos, todos com idades entre 15 e 17 anos, e três professoras, além da diretora de uma escola municipal que acompanhava os filhos, morreram. Um dos corpos só foi encontrado pela manhã, carbonizado, embaixo das ferragens do motor do caminhão. O prefeito de BORBOREMA, VIRGÍLIO DO AMARAL FILHO (PSDB), decretou três dias de  luto oficial. Todo o comércio fechou. (reportagem de FILIPE SANSONE, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).
As vítimas do acidente fatal: TAINÁ BRENDA FERREIRA, 16 anos; JOSÉ VINÍCIUS FRANCISCO ANZO, 15 anos; NICANOR DE FREITAS JÚNIOR, 17 anos; GABRIELA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES, 16 anos; FELIPE GONÇALVES ROSSI, 17 anos; ANGELO MATEUS GERALDI, 16 anos; THAYRO MATHEUS DA SILVA POLIMENO, 17 anos (todos estudantes); MÁRCIA MARTINS DE CARVALHO BIASOTTO, 39 anos (professora); MARISA APARECIDA MANSANO DOS SANTOS, 46 anos (mãe de aluno); ROSENEIDE APARECIDA CASETTA MONTERA (professora); MARGARETE APARECIDA LUCAS DOS SANTOS (professora).
O velório das 11 vítimas do acidente começou no fim da tarde de hoje no ginásio municipal de BORBOREMA. Os pais e familiares das vítimas ficaram no centro da quadra, perto dos caixões. Foi colocado um gradil a uma distância de cerca de um metro da área reservada à família para quem desejasse prestar solidariedade a eles e aos mortos.
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem - DER - informou lamentar o ocorrido e garantiu que a rodovia "encontra-se bem sinalizada, atendendo às determinações do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAM, com placas indicando obras em andamento a cada 5 quilômetros. Há também placas determinando o limite de velocidade de 60 km/h.
O secretário estadual de Educação, HERMAN VOORWALD, esteve nos hospitais onde os feridos estão internados e no velório.

O prefeito FERNANDO HADDAD determinou, hoje, a abertura de uma sindicância, na Controladoria do Município, para investigar o engenheiro civil ROBERTO TORRES, funcionário concursado da Secretaria Municipal de Licenciamento. Ele foi flagrado cobrando propina de um comerciante para tirar um estabelecimento da lista de comércios irregulares na cidade. TORRES foi chamado para assessorar a CPI dos Alvarás na Câmara Municipal pelo vereador ADILSON AMADEU (PTB). O engenheiro deve ser suspenso ou afastado de suas funções na secretaria amanhã por até 120 dias. TORRES acumulou um patrimônio de 22 imóveis adquiridos nos últimos cinco anos, apesar do salário de R$4.550 mensais. Um deles, na VILA MARIANA, vale um milhão de reais. O servidor da Prefeitura também era proprietário de um PORSCHE. A Câmara Municipal exonerou, hoje, o assistente parlamentar do vereador EDUARDO TUMA (PSDB), presidente da CPI dos Alvarás, ANTONIO PEDACE, que também aparece nas gravações cobrando dinheiro do comerciante. TUMA e AMADEU negam envolvimento no esquema de corrupção.

Sem-teto colocaram fogo em barracos, hoje, durante a reintegração de posse de um terreno da Prefeitura no bairro de PEDREIRA, na zona sul da capital. O Batalhão de Choque precisou intervir. O terreno é uma área de proteção permanente e foi ocupado recentemente por 300 famílias.

A ideia da presidente DILMA ROUSSEFF de dar a largada em seu segundo mandato com um plebiscito para a mudança do sistema político já enfrenta reação do Congresso, a começar por partidos  da base aliada do governo, entre eles o PMDB. Tanto na Câmara como no Senado, os líderes peemedebistas defendem a reforma política, mas insistem que a tarefa é do Congresso Nacional e o ideal é submeter as propostas a um referendo popular, pela complexidade do tema. O líder do PMDB na Câmara, EDUARDO CUNHA (RJ), diz que aguarda para ver quais perguntas DILMA fará, mas destaca que os novos parlamentares eleitos têm tanta legitimidade quanto ela. "A presidente quer substituir o Congresso e propor o plebiscito, mas é bom lembrar que o Congresso foi eleito agora e é tão legítimo para legislar quanto ela é para governar", afirmou CUNHA. O deputado MARCUS PESTANA (PSDB-MG) diz que propor plebiscito sobre reforma política é algo inviável. "É impossível, é demagógico, é manifestação de ignorância no sentido lato", respondeu. Eleito senador por GOIÁS, RONALDO CAIADO (DEM) também critica a proposta de DILMA, classificando-a de "gesto de enganação". O presidente nacional do PT, RUI FALCÃO, disse que o Congresso, sem a pressão da sociedade, não conseguirá realizar a reforma política.

O Conselho de ÉTICA da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, por 13 votos a quatro, a cassação do deputado LUIZ ARGÔLO (SD-BA), acusado de envolvimento com o doleiro ALBERTO YOUSSEF. Para ser considerado cassado, o deputado deve ter o fim de seu mandato votado pelo plenário ainda nesta legislatura, no final de janeiro de 2015. Somente neste caso ele perderá seus direitos políticos por oito anos. O parlamentar é acusado de ter recebido pelo menos 330 mil reais do esquema do doleiro, com quem trocou 1.411 mensagens durante sete meses investigados pela Polícia Federal.

Não foi como o planejado, mas o ex-diretor do BANCO DO BRASIL HENRIQUE PIZZOLATO vai conseguir viver na ITÁLIA livre, leve e solto, mesmo condenado pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro por participação no mensalão. Hoje, a Corte de Apelações dos Tribunal de BOLONHA, na ITÁLIA, negou o pedido feito pelo governo brasileiro de extradição do petista mensaleiro.
PIZZOLATO foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão, além do pagamento de multa de R$1, 3 milhão, no processo do mensalão. Ele repassou mais de 70 milhões de reais do BB para o operador do mensalão, MARCOS VALÉRIO, e recebeu em troca 336 mil reais do esquema. Ele fugiu para a EUROPA após o Supremo Tribunal Federal determinar sua prisão, em setembro de 2013.
Além de não ser deportado para o BRASIL, PIZZOLATO ainda ganhou o direito de responder em liberdade ao processo por ter usado o passaporte do irmão morto para entrar na ITÁLIA. Ele deixou a cadeia, onde estava desde 5 de fevereiro, quando foi encontrado em uma casa em MARANELLO. Em entrevista na saída do presídio, ele afirmou que não fugiu. "Eu não fugi. Eu salvei a minha vida".
A Justiça italiana decidiu que PIZZOLATO não poderia ser devolvido ao BRASIL devido às más condições das prisões brasileiras, do estado de saúde dele e por ele ter cidadania italiana. Os advogados do mensaleiro ainda argumentaram que o BRASIL desrespeitou a Convenção Americana Sobre Direitos Humanos porque o julgamento no STF foi político e PIZZOLATO não teve direito a recurso, já que foi condenado pela última instância do Judiciário brasileiro.
A Advocacia Geral da União chegou a enviar um dossiê com imagens da penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA, onde os mensaleiros cumprem pena, e de dois presídios de SANTA CATARINA, estado natal de PIZZOLATO, mas nem isso foi levado em consideração pelos juízes.
O BRASIL, por meio do Ministério Público italiano, deve recorrer para a Corte de Cassação de ROMA, a mais alta instância da Justiça italiana. Depois disso, segundo o Tratado de Extradição firmado pelos dois países em 1989, a última palavra sobre o destino do preso é política, ou seja, caberá ao Ministério da Justiça da ITÁLIA decidir se o petista será ou não entregue às autoridades brasileiras.            
Parabéns ao delegado Maurício Gonçalves da Rocha que reagiu a um assalto e, mesmo baleado, conseguiu atingir com tiros um dos bandidos, que morreu no local. O assalto ocorreu na noite de segunda-feira (27/10) sendo que os demais bandidos foram presos horas depois por policiais da Delegacia de Homicídios após uma denuncia anônima. Dr Maurício foi ferido com um tiro na mão e passa bem. Segue o merecido elogio publicado hoje no Diário Oficial:
O Delegado Chefe da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais.
RESOLVE:
Art. 1o- FORMULAR ELOGIO ao policial civil PC.DP. Mauricio Gonçalves da Rocha, no funcional 2968614, tendo em vista que em data de 27.10.14, utilizando-se de ato de bravura, tirocínio, agilidade, equilíbrio, coragem e observância aos preceitos de ética previstos no Estatuto dos Policiais Civis, em defesa da sociedade, conseguiu frustrar assalto à farmácia localizada na Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi, Vitória, demostrando conduta digna de voto de elogio, nos termos do artigo 142, parágrafo 1o, inciso I, c/c o artigo 143, inciso I, alínea “b”, da Lei no 3400/81 e suas alterações.
Publique-se para os efeitos da lei.
Vitória, 28 de outubro de 2014
JOEL LYRIO JUNIOR
Delegado Chefe da Polícia Civil
Protocolo 102815
O PAPA FRANCISCO afirmou que as teorias científicas da evolução e do BIG BANG estão corretas e não são incompatíveis com a existência de um criador. "Quando lemos sobre a criação no GÊNESIS, corremos o risco de imaginar que DEUS era um mágico com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas não é isso", disse. Segundo o PAPA, a teoria do BING BANG, que explica a origem do mundo, não se opõe à ideia de um criador divino. A evolução, diz FRANCISCO, também requer que antes os serem tenham sido criados. "DEUS criou os seres humanos e permitiu que se desenvolvessem de acordo com leis internas que deu a cada um para que alcancem sua realização", disse o PAPA na Academia Pontifícia de Ciências.

Um tribunal israelense sentenciou hoje, a 30 anos de prisão, o líder de uma seita religiosa acusado de abusar sexualmente de suas mulheres e filhas. O polígamo GOEL RATZON, de 64 anos, foi inocentado das acusações de escravizar as 21 esposas e 38 filhos que mantinha em várias casas em TEL AVIV. RATZON foi acusado pela promotoria de abusos em meio a ilusões de divindade. Um tribunal em setembro já o havia condenado por estupro, sodomia, sexo com menor de idade e fraude. O réu argumentou que as mulheres - muitas das quais tinham o seu nome tatuado no corpo - viviam em sua companhia por vontade própria.   

2 015    :    -     QUARTA-FEIRA
Passo pelo CORPO DE BOMBEIROS e converso com o MAJOR PM ANDERSON LIMA. Peço a ele a relação das personalidades que serão condecoradas amanhã com as condecorações da FUNDABOM - HERÓIS DO FOGO. Fico sabendo que a solenidade, marcada para amanhã, às 19 horas, não mais será realizada na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e sim no TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Almoço no GRILL da PRAÇA JOÃO MENDES com nosso velho conhecido FERREIRA. Depois percorremos algumas ruas do centro da cidade de São Paulo, à procura de uma loja da VIVO, a fim de corrigir um defeito em meu celular, mas não a encontramos. Face o horário e a obrigação de ir para o Obelisco do IBIRAPUERA, desisto de procurar essa loja.
No Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 vou encontrar o WILLIAM MASCARENHAS. Ele foi até o Conselho de Honrarias e Mérito a fim de buscar os diplomas das medalhas que serão entregues amanhã no TJM e no dia 30 de outubro, no Obelisco do IBIRAPUERA. MARINEI CHALUB cuida dessas duas solenidades.
Por volta das 16 horas, uma viatura da Companhia de São Caetano do Sul, a mando do CAPITÃO PM TERRON, Presidente do Núcleo MMDC-GRANDE ABC "COMBATENTES DE 32", vem me buscar para um evento marcado para às 19 horas no PARQUE CHICO MENDES.
Chegamos muito cedo em SÃO CAETANO DO SUL. Vamos até a 3ª Companhia do 6º BPMM, comandada pelo CAPITÃO PM TERRON. Logo em seguida, vamos para o PARQUE CHICO MENDES. A tropa formada para a solenidade comemorativa dos 83 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32 vai fazer um treinamento para o momento do evento. Um chuvisqueiro fino perturba um pouco os ensaios necessários. Também está presente o CAPITÃO PM CASTROPIL.
Conforme transcorre o tempo, vão chegando ao local os convidados para a solenidade, bem como as personalidades relacionadas para serem condecoradas com a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO.   
O CORONEL PM MARCELO CORTEZ RAMOS DE PAULA, Comandante do CPA/M-6, que encabeça a lista dos condecorados, chega bem antes do início do evento e podemos conversar sobre vários assuntos, juntamente com outras pessoas da cidade de SÃO CAETANO DO SUL.
Pontualmente, no horário das 19 horas, vamos ter início à cerimônia, inclusive com a presença do Prefeito de SÃO CAETANO DO SUL.
Vamos entregar a Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO para o CORONEL PM CORTEZ e os seguintes relacionados:
MAJOR PM RONALDO GONÇALVES FARO - 6º BPMM;
MAJOR PM MARCELO DAVID VIEIRA - 6º BPMM;
1º TENENTE PM RICARDO AUGUSTO DA SIVA - 6º BPMM;
1º TENENTE PM CESAR AUGUSTO ZOPPEI FONTAGNE - 6º BPMM;
1º SARGENTO PM LUIZ CARLOS DOS SANTOS - 6º BPMM;
1º SARGENTO PM EDILSON SILVA CORRÊA ROCHA - 6º BPMM;
SOLDADO PM EMERSON DA SILVA OLIVEIRA - 6º BPMM;
1º SARGENTO PM JOSÉ MARIO DE OLIVEIRA - 6º BPMM;
SOLDADO PM PAULO DE CASTRO DONATO - 6º BPMM;
1º TENENTE PM HENRIQUE MARTINEZ SANCHES DE ROJAS - 3ª Cia-SCSul;
1º SARGENTO PM SÉRGIO FERANDO DOS SANTOS - 3ª Cia-SCSul;
2º SARGENTO PM MÁRCIO ZAMPIERI MONTILHA - 3ª Cia-SCSul;
CABO PM TIAGO ROGÉRIO REIS DOS SANTOS - 3ª Cia-SCSul;
SOLDADO PM ELVIS FERREIRA DE LIRA - 3ª Cia-SCSul;
SOLDADO PM GIVANILDO ESTEFANO ALVES - 3ª Cia-SCSul;
SOLDADO PM PEDRO HENRIQUE BOSQUÊ RAMALHO - 3ª Cia-SCSul;
SARGENTO PM FERNANDO LYRA - 4ª Cia - 6º BPMM;
CABO PM SILVIO JOSÉ DA SILVA - 4ª Cia - 6º  BPMM;
1º TENENTE PM FLÁVIO SOARES DE SOUSA - FT Cia - 6º BPMM;
CABO PM ANDRÉ PEREIRA DE SOUZA - FT Cia - 6º BPMM;
MAJOR PM EDUARDO GOTARELO - RODOVIÁRIA 1º BPI;
MAJOR PM ALEXANDRE DA SILVA XAVIER - RODOVIÁRIA - 1º BPI;
CAPITÃO PM WILSON NOBUKAZU KAGAWA - BOMBEIRO - 8º GB;
CAPITÃO PM RÚBIA CURIONI - BOMBEIRO - BOMBEIRO - 8º GB;
1º TENENTE PM CÁTHIA LETÍCIA MARTINS AMARAL - BOMBEIRO - 8º GB;    VEREADOR SCS SIDINEI BEZERRA DA SILVA-
Antes das 21 horas vai se encerrar a solenidade. Ainda conversamos com os presentes e, face o mau tempo, prefiro retornar a GUARULHOS. Uma viatura da área vai me transportar até minha residência.

Um grupo de integrantes do MTST (movimento dos sem-teto) atendeu nesta quarta-feira ao chamado do líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), para atacar – inclusive, fisicamente – os jovens acampados em frente ao Congresso Nacional para protestar pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Nesta terça, Sibá conclamou grupos aliados do PT a “botar para correr” os manifestantes pró-impeachment. “Eu vou juntar gente e vou botar vocês para correr daqui da frente do Congresso. Bando de vagabundos, vocês são vagabundos. Vamos para o pau com vocês agora”, disse, aos berros, da tribuna da Casa, após se irritar com uma faixa do Movimento Brasil Livre.
Quando soube do tumulto causado pelos sem-teto, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) foi até o local e flagrou uma mulher furando as costas de um jovem do MBL.
“Fui ao acampamento e presenciei as cenas de intimidação e até agressão por parte de militantes do MTST contra os manifestantes pró-impeachment”, escreveu Aleluia. “Estou agora encaminhando ofícios aos presidentes de Câmara e Senado para que acionem as duas polícias legislativas. É dever do Congresso manter a integridade física de todos.”

FERNANDO PRASS. Este nome já está cravado na história do PALMEIRAS, Em decisão por pênaltis, o goleiro voltou a brilhar e garantiu o VERDÃO na final de mais uma competição. Desta vez, a COPA DO BRASIL.
Seis meses após colocar o VERDÃO na decisão do PAULISTÃO, PRASS foi o nome da noite. Pegou uma bola de FRED, nos acréscimos, e o pênalti de SCARPA, e colocou o time na final.
Foi um teste para cardíaco. Tensão, 38 mil presentes e cânticos durante 90 minutos criavam um clima de decisão.
No momento em que apenas assistia ao FLUMINENSE tocar a bola, FRED (que jogava no sacrifício) deu sobrevida aos cariocas. Aos 25 minutos, o capitão desviou de cabeça e levou a partida para os pênaltis. 2 a 1 no tempo normal. Mas a noite era mesmo de FERNANDO PRASS e o PALMEIRAS fez quatro conta um dos cariocas.
Há 71 anos, o JAPÃO fazia seu primeiro ataque camicaze, jogando aviões contra navios americanos, na 2ª Guerra Mundial. Em pouco tempo, foi derrotado. Hoje, na VILA BELMIRO, o SÃO PAULO resolveu usar a mesma estratégia e se deu mal contra a artilharia pesada do SANTOS.
O massacre alvinegro aconteceu já nos primeiros 23 minutos, quando abriu 3 a 0, deixando claro quem era o vencedor na guerra pela final da COPA DO BRASIL. A partida só terminou 3 a 1 porque o comandante DORIVA deu nova ordem ao seu desorganizado exército tricolor e abandonou a tática camicaze. Mesmo assim, o estrago já estava feito e o SANTOS se classificou para a final da competição contra o PALMEIRAS.

SANDRA ELCHENHOFER, joqueta alemã de 23 anos, morreu hoje após sofrer uma parada cardíaca. A atleta estava no BRASIL para competir no Mundial de Aprendizes, sediado no JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO. Na terça-feira, SANDRA caiu de seu cavalo e teve quatro costelas fraturadas. Após ser atendida, diagnosticada e medicada, recebeu alta. No entanto, no hotel, voltou a sentir fortes dores. No caminho para o hospital, dentro da ambulância, sofreu uma parada cardíaca e morreu.

A Justiça suíça informou hoje que o ex-presidente da CBF, JOSÉ MARIA MARIN, aceitou ser extraditado para os ESTADOS UNIDOS. O dirigente de 83 anos tentará acordo para ficar em prisão domiciliar em NOVA YORK, onde tem apartamento. Para isso, porém, MARIN precisará pagar fiança de 40 milhões de reais. Os americanos haviam feito o pedido oficial de extradição em 1º de julho.
O ex-presidente foi um dos sete dirigentes presos durante operação do FBI e da polícia da SUIÇA em maio, antes da eleição para a presidência da FIFA, na capital ZURIQUE. O dirigente é acusado de receber propinas milionárias em contratos de marketing referentes às COPAS AMÉRICA, de 2015, 2016, 2019 e 2023 e às COPAS DO BRASIL de 2013 a 2022. Ele teria dividido a propina com outros cartolas.
Em até dez dias, MARIN viajará para os ESTADOS UNIDOS, em voo comercial, acompanhado por um policial do FBI. Segundo o site GLOBO ESPORTE. COM, o dirigente permanecerá algemado durante todo o transporte.
Inicialmente, o ex-presidente da CBF era contrário à extradição, mas concordou com ela em uma audiência hoje, a fim de reduzir o tempo do processo. A Justiça suíça nem chegou a analisar o mérito das acusações, apenas se elas seriam passíveis de punição no país.
Assim como MARIN, o ex-vice-presidente da FIFA, JEFFREY WEBB, já havia concordado em ser extraditado para os ESTADOS UNIDOS. Outros cinco dirigentes não quiseram fazer acordo.
Além de MARIN e WEBB, foram presos na operação o uruguaio EUGÊNIO FIGUEREDO, ex-presidente da CONMEBOL e também vice da FIFA; EDUARDO LI, presidente da Federação de Futebol da COSTA RICA; COSTAS TAKKAS, ex-secretário-geral da Federação das ILHAS CAYMAN; JÚLIO ROCHA, presidente da Federação da NICARAGUA; e RAFAEL ESQUIVEL, presidente da Federação Venezuelana e vice da CONMEBOL.

A Receita Federal e o Ministério da Fazenda recomendaram, hoje, a quebra de sigilo fiscal e bancário de LUÍS CLÁUDIO LULA DA SILVA, filho do ex-presidente LULA, e do ex-ministro GILBERTO CARVALHO. A proposta visa ampliar a investigação ZELOTES. Estão na mira dos auditores as movimentações pessoais de LULINHA em duas de suas empresas. No caso de CARVALHO, o pedido se estende para a sua mulher, seus filhos e de empresas da família. Produzido pela Corregedoria-geral da Fazenda o pedido sugere a quebra entre 2008 a 2015, de 21 empresas e 28 pessoas. O Ministério Público Federal é quem decidirá se acata ou não o pedido e os enviar à Justiça.

O policial norte-americano flagrado derrubando violentamente uma estudante negra e arrastando a adolescente em uma escola de ensino médio na capital da CAROLINA DO SUL, COLÚMBIA, foi demitido hoje. O agente já tinha sido submetido à licença administrativa durante a investigação. No vídeo, BEN FIELDS se aproxima da aluna, sentada na carteira, agarra a menina enquanto passa o braço em volta do pescoço dela e diz: "Ou você vai comigo ou eu vou pegar você", e derruba a menina do assento. Ele a arrasta pela sala até imobilizá-la e prendê-la. O incidente ocorreu na escola SPRING VALLEY.       
,