segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

25 DE DEZEMBRO DE 2015 - SEXTA-FEIRA

VINTE   E   CINCO    DE   DEZEMBRO    DE     2015     –     S E X T A - F E I R A.
78 anos, 11 meses e 28 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 170º DO ANO 66º
57 anos e 202 dias na PMESP
56 anos e 314 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 370 dias – 491 760 horas
52 anos e 109 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 285 dias no Posto de Coronel – 333 meses e 13 dias.
4 anos e 171 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 207 dias como CORONEL - 24 anos e 11 dias na reserva.
10 756-258 120            10 207-244 944           10 474-250 476. (feitas correções).

                                                N     A    T    A     L

Como o NATAL é a comemoração do nascimento de JESUS, apenas as culturas cristãs celebram a data. É tempo de cultivar o amor, a paz, a saúde, o respeito e a amizade. Para muitos cristãos, a figura do bom velhinho que traz presentes às crianças, conhecido no BRASIL como PAPAI NOEL, teve origem no século IV, quando SÃO NICOLAU era bispo de MIRA, no ORIENTE MÉDIO. SÃO NICOLAU foi o protetor das crianças, dos marinheiros, das noivas, dos comerciantes, dos escravos, dos sentenciados, dos homens ricos e dos ladrões. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de NATAL, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por JESUS à humanidade. Já as velas representam a presença de CRISTO como luz. O hábito de armar árvore de NATAL ganhou o mundo a partir de 1841, quando o príncipe ALBERT montou uma árvore no palácio real britânico. O primeiro cartão de NATAL foi criado em 1843, pelo artista JOHN CALCOTT HORSLEY. O pedido partiu de HANRY COLE, que queria enviar algo especial para os amigos. Alguns livros contam que um menino chamado WILLIAN EGLEY poderia ter desenhado um cartão antes de HORSLEY. A venda de cartões em grandes quantidades começou 19 anos depois.  Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi SÃO FRANCISCO DE ASSIS, em 1223, preparando numa gruta, em um bosque italiano, a cena do nascimento de JESUS como foi descrita nos evangelhos (EREMITÉRIO DE GRECCIO, na ITÁLIA). A iniciativa de SÃO FRANCISCO foi tão comovente que, a partir de então, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.

1679 a. primeira celebração de NATAL ocorre em ROMA no dia 25 de dezembro de 336.
1215 a. CARLOS MAGNO é coroado primeiro imperador do romano ocidental em 25 de dezembro de 800.
949 a. GUILHERME, O CONQUISTADOR, é coroado rei da INGLATERRA, em 25 de dezembro de 1066. 
792 a. da recriação da cena do nascimento de JESUS por SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Foi em 25 de dezembro de 1223, no Eremitério de GRECCIO, na ITÁLIA, e desde então a SAGRADA FAMÍLIA, os pastores, os animais e os reis magos se espalharam pelo mundo na forma de PRESÉPIO e não podem faltar na festa de NATAL.
416 a. instalação da vila do NATAL, no RIO GRANDE DO NORTE, em 25 de dezembro de 1599.
400 a. Fundação da cidade de BELÉM, no PARÁ, em 25 de dezembro de 1615.
373 a. nasce ISAAC NEWTON, físico e matemático britânico, considerado um dos maiores cientistas da história, em 25 de dezembro de 1642.
257 a. confirmado o retorno do COMETA HALLEY, em 25 de dezembro de 1758. Sua chegada foi definida com base nas leis da mecânica, de NEWTON.
120 a. suicídio do escritor, jornalista, político, polemista e professor RAUL POMPÉIA, em 25 de dezembro de 1895. Nasceu em 12 de abril de 1863.
117 a. por ter sido dia de NATAL, data que caiu também num domingo, o DIÁRIO POPULAR não circulou no dia 25 de dezembro de 1898. Damos, abaixo, destaques da edição anterior:
Sabemos que de 1º de janeiro próximo em diante cessará o tráfego mútuo entre a Companhia Viação PAULISTA e a Empresa de Bondes de SANT´ANNA, o que representa um prejuízo para os moradores daquele bairro. Provavelmente, a empresa de bondes de SANT´ANNA não fornecerá bondes até às 11 e meia da noite, como existe atualmente com a mutualidade do tráfego.
Numa bonde da Rua AURORA e TRIUNFO, hoje, às 9 horas da manhã (24 de dezembro), o condutor chapa 64, teve insistente altercação com um passageiro por causa de troco. O passageiro, desagradado, apeiou-se e preferiu continuar tranqüilamente o seu caminho, livre do condutor teimoso.
A Câmara Municipal de BARIRI que deve tomar posse a 7 de janeiro, terá como um de seus primeiros atos a ligação daquela vila à cidade de JAHÚ, por meio de uma linha telefônica.
O doutor secretário da Agricultura indeferiu o requerimento do doutor ANTÔNIO PRADO, em que este cidadão pedia consideração da matéria contida no aviso daquela secretaria sobre os bondes de SANTA VERIDIANA.
O senhor gerente da Viação enviou-nos uma carteira contendo dinheiro em papel, a qual foi encontrada no bonde da VILA BUARQUE no dia 21 do corrente, pelo condutor de chapa nº 98. Não aparecendo o dono no prazo de oito dias, distribuiremos o dinheiro pelos nossos pobres.
Informam-nos que hoje (24), às 11 horas da manhã, o mercado grande, o velho casarão da Rua 25 de Março desprendia um mau cheiro tal que diversas pessoas saíram dali espavoridas. Ter-se-ia arrebentado o cano mestre da CANTAREIRA?
A notícia de que se acha em estado muito grave o senhor SAGASTA, chefe do gabinete espanhol, agitou-se todos os grupos políticos da ESPANHA. O GENERAL WEYLER tem desenvolvido extraordinária simpatia do povo, em favor do seu nome, para ocupar o lugar do presidente do conselho de ministros.     
114 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 25 de dezembro de 1901 (quarta-feira): telegrafam de LIVERPOOL anunciando que lavra grande incêndio do túnel dos trens elétricos dessa cidade. Dois trens, aos quais não foram feitos os avisos necessários, penetraram no referido túnel a aí arderam. Até agora sobe a seis o número dos mortos.
Os boatos que correm, de que a ITÁLIA obteria a aprovação da FRANÇA e da INGLATERRA para estabelecer o protetorado na TRIPOLITANIA, impressionaram a SUBLIME PORTA.
LONDRES – Hoje, na abertura da bolsa, os títulos argentinos recuperaram um por cento; os chilenos conversaram-se inalterados.
ARGENTINA – O DAILY-NEWS, referindo-se ao conflito chileno-argentino, felicita-se pelo fato da ARGENTINA pedir os bons ofícios da INGLATERRA e não dos ESTADOS UNIDOS.
ROMA – SUA SANTIDADE, O PAPA LEÃO XIII, recebendo por ocasião do NATAL o sacro colégio e os cardeais, e respondendo aos votos expressados por estes, disse que o período que se está atravessando é de dificuldades. Em todas as partes, acrescentou, se esforçam por tornar o povo hostil à Igreja e são atacadas as ordens religiosas. O PAPA recomendou aos católicos que combatessem os projetos relativos ao divórcio e ao socialismo.
SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS – O senhor doutor intendente municipal resolveu prorrogar o prazo para pagamento de impostos agrícolas até 31 do corrente.    
110 a. das notícias extremamente alarmantes sobre a situação da RÚSSIA. As desordens têm tomado incremento assustador. Durante o dia de 24 de dezembro de 1905 houve na província do BÁLTICO 600 pessoas mortas e 500 oficiais e soldados caíram prisioneiros dos revolucionários, que em cerco dado num hotel onde se refugiara uma força, mataram 200 dragões. Essas notícias foram publicadas no jornal “DAILY MAIL”, de PETERSBURGO, no dia 25 de dezembro de 1905.
        a. de Dona LINA, viúva do Sr. FULGÊNCIO, sogro da LUCINDA, de quem nunca mais tivemos noticias.
105 a. no dia 25 de dezembro de 1910, na Universidade Popular de PIRACICABA, o doutor SEBASTIÃO NOGUEIRA DE LIMA faz uma conferência lítero-musical sobre “CARLOS GOMES E SUA MÚSICA”. O conferencista fala sobre a individualidade de CARLOS GOMES, sua mocidade no BRASIL, sua passagem pelo Conservatório de MILÃO e estada na EUROPA e, finalmente, sobre a sua vida musical, sua morte e consagração póstuma. 
104 a. nasce a artista plástica franco-americana LOUISE BOURGEOIS em 25 de dezembro de 1911. A carreira da artista imigrante francesa, que se mudou para NOVA YORK em 1938, se desenvolveu lentamente. Dizem que o sucesso crítico e comercial só veio quando ela já era sexagenária. Mas a carreira de LOUISE é um pouco mais complicada que isso e, embora o MUSEU DE ARTE MODERNA de NOVA YORK só lhe tenha dedicado uma retrospectiva em 1982 (a primeira que a Casa montou para uma mulher), ela já era bastante conhecida e respeitada, apesar de considerada inclassificável, marginal, talvez até um pouco excêntrica. Mas a exposição a transformou, se não da noite para o dia, na grande dama da arte americana. Aquele também foi o ano em que o fotógrafo ROBERT MAPPLETHORPHE fez os famosos retratos da artista.  De certo modo, a história de LOUISE BOURGEOIS corre paralela a do modernismo e do surrealismo. Mesmo assim, ela sempre esteve, de alguma forma, distante. Isso também é sua força. A artista estudou com LEGER (que a convenceu de que ela era uma escultora, mais que uma pintora), conheceu BONNARD e BRETON, BRACUSI e DUCHAMP, mas nunca pôde ser definida como pertencente a uma geração ou movimento. Sua carreira também espelhou o lugar das artistas do século XX.
104 a. sabemos que nas discussões das rodas forenses tem causado péssima impressão o prolongamento das férias forenses até 31 de janeiro. Em nosso país, onde a Justiça é mais ou menos demorada, ainda arranja-se motivo para dar maior demora, como se os interesses das partes, entregues à decisão judiciária, pudessem lucrar alguma coisa com semelhantes delongas. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 25 de dezembro de 1911). 
103 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 25 de dezembro de 1912: a edição semanal do TIMES trouxe há pouco informações sobre a organização desse grande jornal que há dois meses publicou o seu número 40.000. Um número diário do TIMES contém de 14 a 36 páginas, com uma média de 400 a 500 artigos e notícias.
101 a. durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, os exércitos respeitam um cessar-fogo temporário para celebrarem o NATAL, em 25 de dezembro de 1914.
  97 a. nasce MUHAMMAD ANWAR AL-SADAT, chefe militar e presidente do EGITO, entre 1970 e 1981, em 25 de dezembro de 1918.
  89 a. falece CECÍLIA, uma de minhas tias, aos 2 anos e 3 meses, no dia 25 de dezembro de 1926.
  89 a. HIROHITO, líder do JAPÃO durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, é coroado imperador e assume o poder, em 25 de dezembro de 1926, onde governou até 1989.
  87 a. nasce o CORONEL PM Ref. RAMAKRISHNA FERREIRA DA SILVA em 25 de dezembro de 1928. Foi admitido na antiga Guarda Civil em 1º de dezembro de 1948. Promovido a subinspetor em 22 de outubro de 1956. A inspetor em 22 de outubro de 1958. A inspetor de Divisão em 9 de julho de 1960. A inspetor de Agrupamento em 22 de outubro de 1965. Apostilado MAJOR em 9 de abril de 1970. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 1973. FALECEU em 2 de janeiro de 2000.
  85 a. morte do poeta HERMES FONTES, em 25 de dezembro de 1930.
  63 a. começam em COLÔNIA e HANÔVER, as primeiras transmissões regulares de televisão na ALEMANHA, em 25 de dezembro de 1952. Os primeiros testes de transmissão já haviam sido feitos antes da SEGUNDA GRANDE GUERRA, em BERLIM.
  62 a. No Natal de 1953, comentando num artigo a célebre frase de São João "A Luz brilhou nas trevas (1, 5), o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira assim escreveu: "Foi com estas palavras que o Discípulo amado anunciou, para seu tempo e para os séculos vindouros, o grande acontecimento que celebramos neste mês. Fórmula sintética, sem dúvida, mas que exprime o conteúdo inexaurivelmente rico, do grande fato: havia trevas por toda a parte, e na obscuridade dessas trevas se acendeu a Luz. Qual a razão destas metáforas? Por que luz? Por que trevas? Os comentadores são unânimes em afirmar que as trevas que cobriam a terra quando o Salvador nasceu eram a idolatria dos gentios, o ceticismo dos filósofos, a cegueira dos judeus, a dureza dos ricos, a rebeldia e o ócio dos pobres, a crueldade dos soberanos, a ganância dos homens de negócio, a injustiça das leis, a conformação defeituosa do Estado e da sociedade, a sujeição do mundo inteiro à prepotência de Roma. Foi na mais profunda escuridão dessas trevas que Jesus Cristo apareceu como uma luz. Qual a missão da luz? Evidentemente, dissipar as trevas. De fato, aos poucos, foram elas cedendo. E, na ordem das realidades visíveis, a vitória da luz consistiu na instauração da Civilização Cristã que, ao tempo de sua integridade, foi, embora com as falhas inerentes ao que é humano, autêntico Reino de Cristo na terra" (transcrito de "Catolicismo", dezembro de 1953).
  56 a. nasce SIMONE BITTENCOURT, na BAHIA, em 25 de dezembro de 1949. Bem antes de completar 60 anos, o presente veio em forma de música. Trata-se da caixa “O CANTO DA CIGARRA NOS ANOS 70”, que aportou nas lojas do país a partir de 17 de março de 2009. O pacotão reúne, remasterizados, os oito primeiros LPs solos de sua carreira, além de três títulos raros gravados com outros artistas. No dia 20 de março de 2009 completaram-se também 36 anos que as prateleiras das “boas lojas do ramo”, como se dizia, receberam o disco que abre a coleção. A cantora SIMONE aparece ainda com cara de menina na capa do disco, que trazia uma mescla do melhor que havia de pop na época e a primeira canção das dezenas que gravaria de IVAN LINS (com RONALDO MONTEIRO DE SOUZA) “CHEGOU A HORA”. Os três discos coletivos são “SIMONE, LENY, MÁRCIA E ARI – EXPO-SOM 73”, “SIMONE ET ROBERTO RIBEIRO – À BRUXELLES” (1973) e “FESTA BRASIL” (1974), reunindo ela e o violinista JOÃO DE AQUINO. Os dois últimos visavam sobretudo o mercado exterior. O sucesso de público só viria de fato com “FACE A FACE”, que trazia os hits “O QUE SERÁ / À FLOR DA PELE” (tema do filme “GABRIELA, CRAVO E CANELA”, de BRUNO BARRETO) e COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ”. Outra trilha aclamada, das tantas que a cantora emplacou na GLOBO foi “COMEÇAR DE NOVO” (do LP “PEDAÇOS”, de 1979) que abria o seriado “MALU MULHER”, estrelado por REGINA DUARTE. Outros álbuns são “QUATRO PAREDES” (1974), “GOTAS D´ÁGUA” (1975), “SIMONE” (1980) e “AO VIVO – gravado no CANECÃO em 30 de dezembro de 1979”.
  54 a nasce INGRID BETANCOURT, em 25 de dezembro de 1961. É seqüestrada pelas FARC em 23 de fevereiro de 2002. Seu pai, GABRIEL BETANCOURT, morre um mês após o seqüestro da filha, em 23 de março de 2002, com problemas coronários. É formada em Ciências Sociais pelo Instituto de Estudos Políticos de PARIS. Em 1983 casou-se com o diplomata francês FABRICE DELLOYE, com quem tem dois filhos: MÉLANIE, nascida em 1985, e LORENZO, nascido em 1988. Foi candidata à Presidência da COLÔMBIA em 2002, com 40 anos.
  53 a. da lembrança do NATAL de 1962, que passei em POÁ com meus pais, sentidos com a falta de meu irmão CARLOS, trabalhando numa agência do BANCO DO BRASIL, em LIMOEIRO, desde 11 de dezembro de 1962.
  52 a. das anotações feitas em 25 de dezembro de 1963. ANO 14º - MÊS 6º - DIA 169º - 5 anos e 203 dias na FORÇA PÚBLICA – 110º dia como ASPIRANTE – 97º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
O mundo conturbado por ideologias políticas, pela ambição desmesurada dos homens, vive hoje um dia em que tudo isso deve ser esquecido, para termos o Espírito de NATAL superando tudo quanto de errado foi feito neste 1963.
Pobres e ricos reúnem-se num só pensamento de otimismo. Rixas, ódios, tudo quanto é escuso, esquece-se nesse dia maravilhoso.
Como já escrevi ontem, neste 1963 preferi passar o NATAL com meus filhos e esposa, não indo para POÁ, coisa que em anos anteriores fiz. Preferi o sossego do lar, muito embora saiba que deveria também contentar meus pais. O fato deles não gostarem de minha mulher traz essa situação que para eles não deve agradar muito. Nesse NATAL poderiam esquecer isso, mas essa coisa que se chama orgulho estraga-os.
As crianças sentem-se felizes com seus brinquedos. Nos seus olhos vêem-se estampadas a alegria e o contentamento por essa data.
É uma data que passo sem sair de meu lar. Assisto deliciosos programas de televisão. Durante a tarde tivemos alguns filmes de BAT MASTERON e “ALÉM DA IMAGINAÇÃO”.
Durante a noite assisto REPÓRTER ESSO – OS FLINSTONES – HEBE, CYNAR E SIMPATIA – WILLYS BR 100.
Esse foi o meu NATAL de 1963, que transcorreu simpaticamente, sem nenhum alarde, tendo permanecido ao lado de minha mulher e filhos. 
  51 a. dos apontamentos feitos em 25 de dezembro de 1964 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 169º  - 6 anos e 204 dias na FORÇA PÚBLICA - 216 dias como 2º TENENTE - 463 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
É uma data esperada por todos. SÃO PAULO vive nos últimos dias o assalto do povo frenético que, sai às ruas para comprar tudo o que encontra à mão. É o NATAL comercial, desprovido do senso verdadeiro, onde impera a exploração: um quilo de castanhas está ao preço de 1.300 cruzeiros - passas a 1.200 cruzeiros o quilo e outras frutas natalinas nos mesmos preços.
MARIA estava com intenção de ir visitar seus parentes, mas, com o tempo incerto, acha melhor ficar em casa.
Passamos um NATAL sossegado, calmo, no recesso do lar, quando lá pelas 10:30 horas chega o meu compadre, 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Sua visita é recebida com bons olhos. Conta-me ele fatos que se passaram no seu antigo batalhão - 11º BP - fatos esses já contados mais de uma vez. Traz-me notícias da secretaria do BG onde, segundo as ideias, virou bagunça, porque o TENENTE MORALLES não quer nada com o "batente".
Depois do almoço, realizado tarde, por causa da visita, vou deitar. Lá fora chuvisca de vez em quando.
Mais tarde, lá pelas 19 horas, passamos pela casa do 2º TENENTE NILSON GIRALDI e, sem seguida, vamos passear pela ÁGUA FRIA.
Assistimos muitos programas de televisão, inclusive CLUBE DOS ARTISTAS e o fabuloso "QUINTA DIMENSÃO", do canal 9.
Enfim, passamos um NATAL tranquilo. Nada de anormal acontece nesta data, em que nem MARIA nem eu saímos para visitar parentes, preferindo ficar com nossos filhos.
Deitamos muito tarde por causa do significado da data. Mas como sempre, também chega ao seu final. Não sentimos passar o NATAL. Parece que o espírito da data ainda permanece entre nós. E dezembro vai continuar. É um mês repleto de festas, de renovações e a 27 irei comemorar a passagem de mais um aniversário, talvez em casa de meus pais.   
  50 a. dos apontamentos feitos no NATAL DE 1965 (sábado). ANO 16º - MÊS 6º - DIA 168º - 7 anos e 204 dias na FORÇA PÚBLICA - 581 dias como 2º TENENTE - 828 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O espírito de NATAL renova a cada ano na face da Terra a esperança de que teremos em breve um mundo melhor. Serve para mostrar que apesar da maldade que domina ainda pequenos grupos sequiosos de um mundo imerecido, existe geral fraternidade e a grande maioria cumpre as determinações do Criador. A mentalidade humana se aprimora com a disseminação da cultura e, exatamente na época do evento máximo da cristandade, vêm à baila os propósitos que norteavam os passos do Senhor pela Terra: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS.
Cumpre elevar as mãos aos Céus e pedir a DEUS que ilumine nossas decisões. Evitemos o caminho curto e sinuoso da desequitativa repartição da renda, visto que ele só conduz às convulsões e às inúteis guerras fraticidas. Oremos pela Paz em todos os setores: família, empresa, nação. Não olvidemos nunca da máxima muito difundida e pouco aplicada: a felicidade consiste em fazer o próximo feliz.
Neste NATAL não vou a POÁ, como faço sempre. Quero passar a data mais representativa do ano com minha mulher e meus filhos.
É um dia alegre, cheio de sol, maravilhoso. Passo-o todo com a família, em completo sossego. Não tenho vontade de sair para parte alguma, preferindo o lar. Assim é que o NATAL transcorre num ritmo alegre, com muitas brincadeiras com as crianças.
À tarde chove um pouco. Serve para amainar o tempo, pois o calor estava com 30 graus de temperatura.
Os programas de rádio são todos dedicados ao NATAL, com muitas músicas apropriadas ao dia do nascimento do CRISTO.
Pela televisão também assistimos muitos programas dedicados ao NATAL, ao lado das novelas: EM BUSCA DA FELICIDADE e A GRANDE VIAGEM.
Pelo canal 5 assistimos OS MONSTROS. O canal 9 apresenta o CHACRINHA em mais um programa A HORA DA BUZINA.
Ainda assistimos ASTROS DO DISCO, no canal 7; NO MUNDO DAS MISSES, no canal 4 e SHOW WILLYS 65 com o filme de BORIS KARLOFF "A ILHA DOS RESSUSCITADOS". Um médico revive, depois de dez anos, juntamente com outras quatro pessoas, devido a experiências por ele realizada. É um filme interessante que me prende a atenção até às 2 horas da madrugada. 
  49 a. do NATAL DE 1966: “Encontro-me em POÁ. De ontem para hoje muita coisa aconteceu e eis-me acordado em lugar estranho. Dormira em casa de tia ANTONIETA e acordo às 9 horas. Durante algum tempo converso com tia ANTONIETA, tia LURDES, tio WAZINTON, WÁLTER (meu primo) e, às 10 horas, rumo para casa de meus pais. Ali, os encontro em companhia de meu irmão CARLOS e sua mulher, a MARLY. O NATAL está agradável. As chuvas pararam e temos sol nesta manhã. Vou à PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS, AVENIDA NOVE DE JULHO, Bar do Senhor DUARTE; passo pela movimentadíssima feira e, durante um bom tempo vou permanecer no Destacamento. O SARGENTO OSVALDO conta-me o ocorrido com meu primo APARECIDO (CIDO). Na madrugada do dia 20 ele desacatara o comandante do Destacamento e quase fora preso em flagrante, caso não fugisse. Vou almoçar em casa de meus pais. À tarde, não saio de meu lar paterno. Deito naquele quarto que me pertenceu durante muitos anos de minha juventude e descanso lembrando de coisas passadas. Meu irmão e sua esposa já retornaram a RIO CLARO, nesta tarde. Meus pais estão contentes neste NATAL. Era minha intenção passar a data com minha esposa e filhos, mas a presença do garoto (filho espúrio de uma ligação anterior) em meu lar estragou tudo. Apesar de tudo não me sinto contrariado neste dia. À noite, saio. Vou cruzar com tio RENATO e primo APARECIDO no BAR LÍDER. Ali fico até às 21 horas. Muitos conhecidos passam por tal lugar e as conversas vão surgindo, fazendo com que o tempo passe correndo. O SOLDADO FONSECA, morador em FERRAZ e pertencente à 2ª Companhia Independente, quase arruma um programa para essa noite (mas as garotas não compareceram), prefiro ir ao CINE JÓIA, onde assisto: OS DEMÔNIOS DA ÁFRICA – um pai e quatro filhos comparecem a um povoado e fazem uma série de estrepolias. A morte de um dos filhos do desordeiro vai criar uma série de complicações. A película chega a agradar. Deixando o CINE JÓIA, vou conversar com diversas pessoas até mais de meia-noite. Sinto-me feliz na terra onde nasci e em POÁ procuro reviver os tempos passados que, de maneira alguma voltam. Vou dormir na casa de meus pais e encerro o 25 de dezembro de 1966 em POÁ."  
  47 a. do NATAL DE 1968. Esse NATAL caiu numa quarta-feira. Naquela época, escrevi o seguinte: “Estamos em pleno NATAL 1968. Sinto-me tranqüilo em meu lar, juntamente com meus familiares. Não viajei e nem pretendo viajar nessa data. O calor é intenso. A manhã é gostosa. Brinco com as crianças: jogo ludo com a MARIZETE e escrevo este diário. Em 1967, encontrava-me em POÁ. No ano passado, deu-se o fato lamentável do passamento do marido da ZELINDA, deixando muita tristeza na família. À tarde, lá pelas 14 horas, cai violenta chuva, melhorando bastante a temperatura. Tudo é tranqüilidade em casa e, assim chegamos à noite. Assistimos: LEGIÃO DOS ESQUECIDOS – A GRANDE MENTIRA – A GATA DE VISON. O canal 5 apresenta um filme com GARY COOPER no papel de um capitão. Comanda uma companhia contra os índios semínolas. A película é muito antiga, apresentando o velho astro em uma de suas melhores apresentações. NATAL 68 transcorreu quieto, no seio da família. Não saí de casa. Não fui em POÁ, como sempre faço, quer seja na véspera ou no dia 25 de dezembro. Agora partiremos para os dias finais do ano que deverão apresentar algo ainda”.
  43 a. do NATAL DE 1972. Minhas memórias dessa data: “É NATAL. Tínhamos combinado com o MICHELE SPALLONE que, nesta manhã, ele nos levaria à POÁ e, por volta das 9:30 horas, isso está ocorrendo. O MICHELE demora um pouco porque lhe furara um pneu do carro. A família toda vai para POÁ. É nossa intenção lá ficar até amanhã. Está muito bom para viajar, pois está um pouco frio e, às vezes, chuvisca. Almoçamos com minha mãe. O MICHELE não fica para a refeição porque tem outros compromissos. Meu irmão comparece em casa de minha mãe, com sua filhinha SUZANA. As horas transcorrem depressa. Deito à tarde e chego a dormir a sono solto. À noite, com minha mãe, dona LILICA e dona DORCAS, assistimos televisão: novelas “A FÁBRICA” e “O HOMEM QUE DEVE MORRER”, capítulo 166. O canal 5 apresenta um bom filme “NOITE DE NATAL”, mostrando o desespero de dois seres humanos que, na véspera de NATAL, encontram-se numa viagem, ambos na mais profunda solidão: ele, com a mulher internada num hospital para psicopatas e ela com o marido sempre viajando. Também assistimos um outro filme “A NAU DOS INSENSATOS”, no canal  4. A película focaliza  vários dramas humanos durante uma viagem”.
  41 a. do NATAL DE 1974 (quarta-feira). De acordo com minhas anotações da época: “Surge uma data que sempre é bastante comemorada pelo povo, relembrando o Nascimento do MENINO JESUS. Durante essa época, são esquecidos os rancores e as tristezas. As famílias reúnem-se para as manifestações de alegria e as idéias de tempos melhores surgem nas esperanças de todos. Resolvo levar minha família até POÁ, a fim de passarmos a data de NATAL com minha mãe. O tempo está maravilhoso. O “fusquinha” voa na VIA DUTRA e os quilômetros que separam GUARULHOS de POÁ quase nada representam para o carro. Algumas pessoas excederam-se nas comemorações da Véspera de NATAL e vemos alguns carros tombados e outros colididos ao longo da estrada, principalmente nas imediações de SÃO MIGUEL. Minha mãe já nos esperava. Dona DORCAS está visitando-a. Enquanto se apronta o almoço, escrevo este diário e relembro meus tempos anteriores, quando estava em companhia de meus pais, há muitos anos atrás. No lar materno, sinto-me bem. Parece que remoço alguns anos. Tudo está bem neste dia de NATAL.  
  40 a. NATAL DE 1975, uma quinta-feira. Nesse natal fui para POÁ, após deixar LUCINDA, MARGARIDA e a empregada MARIA na casa de dona ESMERALDA, irmã da LUCINDA, na VILA BUENOS AIRES. A MARIZE também vai passar o natal nesse lugar. Com minha mãe, lembramos os natais de 73 e 74. Mesa de doces à tarde. Gravações em fita cassete. Às 18 horas, deixo POÁ e vou para a VILA BUENOS AIRES. Ali ficamos até tarde.
  39 a. do NATAL DE 1976 (sábado), uma reprise do que aconteceu no ano passado. LUCINDA, MARGARIDA e MÁRIO ficam na residência de dona ESMERALDA, na VILA BUENOS AIRES. Almoço com minha mãe e MARIZETE. Lembranças dos natais anteriores, através de gravações que costumo fazer. Comemoramos o NATAL e meu aniversário (no dia 27 de dezembro de 1976 completaria QUARENTA ANOS). Estão presentes: MARLY, meu irmão, SUZANA e RENATO (meu primo). Regresso às 19 horas, passando pela VILA BUENOS AIRES. Ali, temos uma festa com muita gente amiga da família. Voltamos para GUARULHOS e visitamos a mãe e o padrasto da LUCINDA (dona ESMERALDA e senhor ANTÔNIO).
  38 a. do NATAL DE 1977 (domingo). Visita à minha mãe. Os problemas do meu filho MÁRIO, que se acha em POÁ desde a sexta-feira, dia 23. Seu namoro com uma prima. As gravações das datas de NATAL. Tia ANTONIETA está presente na casa de minha mãe. Em GUARULHOS, depois das 18:30 horas, as visitas de dona ESMERALDA (mãe da LUCINDA), Senhor ANTÔNIO (padrasto da LUCINDA), JOSÉ, AMÉRICO, MARGARIDA e ESMERALDA (seus irmãos); PAULO (namorado da MARGARIDA); JOSÉ THOMÁS (cunhado); DORA e MARCELO; MARLENE e SÔNIA. Os presentes do “amigo secreto”. A gravação dos pronunciamentos das pessoas quanto ao NATAL. Essa festa vai até às 23:30 h.   
  38 a. falece CHARLES CHAPLIN, o "CARLITOS", aos 88 anos, no NATAL DE 1977. Dizem que foi por causa das comédias de CHAPLIN que o cinema foi alçado de diversão vulgar à arte. O fato é que o ator, produtor e diretor tornou-se um ícone das telas. Até hoje quando se fala em cinema logo vem à mente a imagem do vagabundo CARLITOS. Filho de um casal de artistas ingleses, CHAPLIN teve uma infância pobre, o que se refletiria na criação de seu memorável personagem. A sorte estava ao seu lado quando deixou a LONDRES natal para realizar uma turnê com um grupo teatral pelos EUA em 1913 e lá criou o tipo. A partir daí rodou uma série de comédias, verdadeiras obras–primas: “EM BUSCA  DO OURO”, “O CIRCO”, “LUZES DA CIDADE”. Com “O GAROTO” (1921) realizou seu primeiro melodrama através da história do vidraceiro que adota um bebê abandonado. Seu melhor filme desta fase muda é “TEMPOS MODERNOS” (1036), no qual vive o operário que se rebela contra a industrialização. Na trilha sonora está a canção “SMILE”, de sua autoria. Jamais conseguiu se adaptar ao cinema falado, embora tenha obtido bons resultados com “O GRANDE DITADOR”, “LUZES DA RIBALTA” e “MONSIEUR VERDOUX”. Durante a Guerra Fria foi proibido de voltar aos EUA por motivos políticos e acabou indo morar na SUÍÇA. Recebeu apenas um OSCAR honorário da Academia em 1971. Muito pouco para um talento como o dele. No dia 25 de dezembro de 1977, em sua mansão em VEVEY, na SUIÇA, o vagabundo de bigode esquisito  e andar desengonçado, morreu de causas naturais. O mundo e os filmes ficaram menos engraçados sem o gênio da comédia, mas sua obra continua atual.
  37 a. do NATAL DE 1978 (segunda-feira): “Deixo LUCINDA em casa de sua irmã ESMERALDA, onde irá almoçar e me aguardar. O “VELHO”, um menino que era nosso vizinho, acompanha-nos. Vou para POÁ. Passo o NATAL com minha mãe, MARIZETE, meu irmão, cunhada e sobrinha (MARLY e SUZANA). O MÁRIO chega bem mais tarde, quando já tínhamos almoçado. Notícia de que a MARIZE permanece no Hospital Psiquiátrico da CRUZ AZUL (a mãe não foi buscá-la). Tia ANTONIETA vem nos contar que o tio GERALDO está internado na BENEFICÊNCIA PORTUGUESA (diabético em último grau). As gravações de 1973 a 1977 (NATAIS PASSADOS). Às 18:30 horas deixo POÁ. Rumo à VILA BUENOS AIRES. Na casa de dona ESMERALDA de Sr. JOSÉ; MARGARIDA e PAULO – SÔNIA, JOSÉ CARLOS e sua namorada SÍLVIA, MARLENE. A brincadeira do “amigo secreto”. Às 21 horas, retornamos a GUARULHOS. Leitura de “ELA AINDA RESPIRA”, de MARIE BUCHANA. 
  35 a. do NATAL DE 1979 (terça-feira): Por volta das 9 horas, vamos buscar o PM JOÃO e a GISLEIDE. Vamos fazer uma viagem até POÁ no OPALA do MAJOR MENDES (o volks azul está com falta de combustível-alcóol). O JOÃO transporta-me até POÁ e depois leva sua mãe e sua mulher para a casa de dona ESMERALDA (irão passar o NATAL na casa da irmã da LUCINDA). Minha mãe, MARIZETE e MÁRIO, contam os pequenos problemas na casa materna. Meu irmão e MARLY. O CARLOS terá de embarcar hoje para GUARAPUAVA. Presença do RENATO VENTURA (nosso primo). As gravações dos natais passados e o que gravamos nesta data. Por volta das 17 horas, o PM JOÃO, JOSÉ CARLOS e SÔNIA vêm-me buscar. A festa na casa de dona ESMERALDA e Senhor JOSÉ. Presença do PAULO, MARGARIDA e CRISTIANE; BETO e MARLENE; JOSÉ CARLOS e SÔNIA; GISLEIDE e JOÃO. A brincadeira do “amigo secreto”. LUCINDA ficou sabendo, através da MARGARIDA, que sua madrinha, TIA AMÉLIA, morreu ontem e que o enterro aconteceu às 17 horas de hoje. Retornamos a GUARULHOS às 20 horas.”
  35 a. do NATAL DE 1980 (quinta-feira). “Um fato lamentável na madrugada. O JOSÉ, irmão da LUCINDA, bêbado, vem buscar a DORA e os filhos, maltratando muito a esposa. O AMÉRICO guiava um ônibus e foi ele que trouxe o irmão embriagado. Vou passar o NATAL com minha mãe. Estou usando o Volks 78. Muitas colisões aconteceram no trajeto GUARULHOS-POÁ. Minha mãe aguarda-me, bem como a MARIZETE. Notícias a respeito do MÁRIO, que chega logo em seguida. Os acontecimentos de PRAIA GRANDE, onde ficou durante doze dias. Meu irmão também vem almoçar conosco. No terreno que foi dos herdeiros está se instalando um novo circo: é uma outra dor de cabeça para minha mãe. Não temos notícias da MARIZE. Telefono para o CPChq. Cumprimento o pessoal de serviço pela passagem do NATAL: SARGENTO CELSO, SOLDADO ZÚNGOLO, CABO BORDON. Rebelião de presos na CASA DE DETENÇÃO. Deslocamento da tropa de choque. Retorno a GUARULHOS  às 18 horas. JOÃO, GISLEIDE e PAULO CÉSAR estão passando o NATAL com a LUCINDA. Assistimos o filme NATIVIDADE. Acabo de ler EMÍLIO DE MENEZES, O ÚLTIMO BOÊMIO. A GLOBO vai informando os acontecimentos da CASA DE DETENÇÃO”. 
  34 a. do NATAL DE 1981 (sexta-feira): “O PM JOÃO leva-me até POÁ neste NATAL. As estradas estão vazias. A PONTE SANTOS DUMONT, sobre os trilhos da FEPASA, será inaugurado amanhã pelo governador PAULO MALUF. Minha mãe e MARIZETE já estão à minha espera. Já é comum passar essa data com elas. Está presente o MÁRIO. Não há rusgas nem notícias desagradáveis. Lembramos essas datas nos anos 70 através de fitas gravadas. O almoço sai muito tarde, lá pelas 14 horas. Meu irmão, MARLY e SUZANA estão presentes. Gravamos as palavras dos presentes, meu irmão e eu. O PM JOÃO vem-me buscar às 18:30 horas. Em casa estão: Dona ESMERALDA, Sr. JOSÉ, SÔNIA e seu namorado, JOSÉ CARLOS e SÍLVIA; MARGARIDA, PAULO e as crianças – CRISTIANE, DANIELA e RENATO (este completará amanhã um mês de existência); MARLENE e BETO; JOÃO, GISLEIDE e PAULO CÉSAR. O “amigo secreto” e as brincadeiras. Muita diversão nesta noite. As pessoas vão se retirando após às 22 horas. LUCINDA ainda resolve limpar toda a casa e vai deitar a uma hora da madrugada. Na TV assisto cenas do NATAL 81 em SÃO PAULO e no mundo. JOÃO DO PULO mexeu os braços e as pernas no NATAL. À tarde, muitas pessoas rezaram para o seu total restabelecimento. Um NATAL marcado pela lembrança da POLÔNIA – tropas do Exército invadiram uma metalúrgica em KATOWICE, no dia 23 de dezembro de 1981. Essa situação desagrada o PAPA. No ano passado o problema era com relação aos reféns norte-americanos (1980)”. 
  33 a. do NATAL DE 1982 (sábado): “Muito barulho na madrugada, até às 4:30 horas. Não consigo dormir normalmente. GISLEIDE vem buscar o PAULO CÉSAR, mas a criança não quer ir com ela. Às 10 horas, rumamos para a VILA BUENOS AIRES. LUCINDA, MARLENE e PAULO CÉSAR passarão algumas horas desse NATAL na casa de dona ESMERALDA. Vou para POÁ. Ali, minha mãe e MARIZETE aguardam-me, pois todas essas datas eu passo em companhia dos familiares. O RENATO VENTURA, meu irmão CARLOS, MARLY e SUZANA estão presentes. Tudo vai bem em POÁ. Acompanhado da MARIZETE, vou visitar tio WASHINGTON (WAZINTON, como consta de sua certidão de nascimento), tia LURDES, primo VÁLTER, tia IRENE e prima RITA REGINA. Nesse ano que está terminando, tio WASHINGTON sofreu muito: teve uma perna amputada e perdeu um artelho do outro pé. Tia LURDES acabara de fazer um curativo na ferida da amputação e isso não é fácil para tio WASHINGTON; sente muitas dores. O almoço sai às 15 horas. Gravamos as vozes de minha mãe, CARLOS, MARLY e SUZANA. Deixo POÁ depois das 17 horas. Na VILA BUENOS AIRES encontro a mãe da LUCINDA, o Sr. ANTÔNIO; dona ESMERALDA e Sr. JOSÉ; JOSÉ CARLOS e SÍLVIA; SÔNIA e NEY; DORA, JOSÉ, ALEXANDRE e MARCELO; MARLENE e JOÃO. A festa do “amigo secreto”, recebo os presentes do NEY: os livros FOLHA DOBRADA e SEM PERDÃO. Meu “amigo secreto” é a LUCINDA (ganha uma bolsa que ela mesmo escolheu sem saber). Muita alegria na casa da irmã da LUCINDA. As brincadeiras das crianças MARCELO, ALEXANDRE e PAULO CÉSAR, dando um cunho especial a este NATAL. Até 21 horas, ficamos na VILA BUENOS AIRES. Transportamos o Sr. ANTÔNIO e a mãe da LUCINDA até a casa deles. Em casa, encerrando o NATAL, deitamos por volta das 23 horas. Acabo de ler SUSPEITA, de MATHEW GREGORY LEWIS”.      
  32 a. do NATAL DE 1983 (domingo). “Saímos de casa às 8:30 horas. Levo LUCINDA e PAULO CÉSAR até a residência da MARGARIDA e PAULO. Eles passarão parte do NATAL com esses parentes. Em POÁ, encontro minha mãe levantando tarde porque esteve na casa de tia IRENE e Senhor DOMINGOS. MARIZETE e ADALVO chegam por volta das 11 horas. O casal vai indo bem. Irão passar o NATAL na casa dos pais do ADALVO. Meu filho MÁRIO continua na mesma. Não está trabalhando e vive na casa de sua avó. É a nota destoante neste NATAL. Manchetes da FOLHA DE SÃO PAULO – 84 será igual ou pior que 83; PMDB deve ficar fora da indireta; o medo convive com trabalho de madrugada. O almoço começa às 15 horas e termina depois das 16. Gravamos algumas palavras de minha mãe, meu irmão, MARLY, SUZANA e eu, como sempre fazemos no NATAL. LUCINDA telefona dizendo que está saindo da casa de sua irmã MARGARIDA e indo com sua irmã ESMERALDA e Sr JOSÉ THOMÁS para a residência de sua mãe. Vou deixar POÁ quase às 19 horas. Tenho um problema com um pneu do carro, que está cortado. Meu filho ajuda a trocá-lo, ainda em POÁ. Retornando a GUARULHOS, vou buscar LUCINDA e PAULO CÉSAR na casa da DORA. Ali permanecemos até às 21 horas, conversando com sua mãe, senhor ANTÔNIO, AMÉRICO, JOSÉ, DORA. As crianças ALEXIS (com nove anos, filho do AMÉRICO); MARCELO, ALEXANDRE e PAULO CÉSAR brincam. A situação do PM SALATIEL ainda não é boa. Continua internado na UTI do Pronto Socorro VERGUEIRO. Leio “A ESCOLHA DE SOFIA”, o romance envolvendo a polonesa SOFIA, presa de um campo de concentração na 2ª GUERRA MUNDIAL”.  
  32 a. falece o pintor JOAN MIRÓ, em 25 de dezembro de 1983, com noventa anos de idade.
  32 a. da TRAGÉDIA DO MORRO DO PAVÃOZINHO, COPACABANA, Estado do RIO DE JANEIRO, por ocasião das enchentes que abalaram esse Estado, no NATAL DE 1983.
  28 a. de minhas anotações em 1987: levantamos tarde nesse Natal. O PAULO CÉSAR recebe seu presente na madrugada: o PONTECAR, um carrinho que tem um dispositivo para vencer obstáculos.
LUCINDA talvez nem saia de casa nesse Natal. Sua perna esquerda não está ainda boa. A movimentação de ontem fez ela sentir formigamentos na perna, nesta manhã. Como sempre faço nessas datas natalinas, vou até POÁ.
São 10:30 horas quando chego à casa de minha mãe. Logo em seguida, chega tia ANTONIETA, trazendo cuz-cuz e um pedaço de pernil. Ela não está nada bem da vista. Enxerga muito pouco. Conversa durante um bom tempo. Ela e minha mãe lembram da mocidade e dos natais da juventude. TIA ANTONIETA diz que meu primo CIDO bebeu muito nesses dias e está de “molho” com o fígado dolorido.
Meu irmão, MARIZETE e ADALVO chegam em seguida. Hoje é um dia de reunião da família. Falamos sobre muitas coisas, lembramos fatos passados. Na tarde, estamos com as presenças de meu irmão e SUZANA. Durante um bom tempo ficamos assim reunidos. Dona LILICA também visita minha mãe.
Às 20 horas retorno a GUARULHOS. LUCINDA conta-me que não saiu de casa, mas recebeu muitas visitas. O PAULO CÉSAR está “chateado” porque sua mãe não veio lhe ver nesses dias de festa.
Continuo a leitura de “O LIS E O LEÃO”, da coleção OS REIS MALDITOS, de MAURICE DRUON.
O diretor teatral e ator, LUÍS ANTÔNIO MARTINEZ CORREA, de 37 anos, foi assassinado a facadas em seu apartamento no RIO. Levou 108 facadas. 
  26 a. do NATAL DE 1989. Nas minhas anotações estão: “Levantamos tarde, depois das 9 horas, já que deitamos de madrugada. LUCINDA combina ir à casa de sua mãe e eu seguirei para POÁ. Sempre passo uma boa parte do NATAL em companhia de minha mãe. É um hábito de longos anos. Antes, porém, passo pelo CPAM-4. Encontro de serviço, como Comandante da Força de Patrulha, na área do 2º BPMM, o 1º Tenente NAMUR OMAR DAVID. O oficial de Dia é o 2º Tenente MONDADORI. Cumprimento todas as praças que estão de serviço pelo evento natalino. Fico sabendo de detalhes da prisão em flagrante do PM JOEL BERGAMINI. Em POÁ, encontro minha mãe aprontando o almoço. Diz ela que tia LURDES irá fazer a refeição de NATAL em nossa companhia. Meu irmão e sua família estão em SANTOS. Não virá hoje à POÁ. Logo minha mãe conta notícias desagradáveis do MÁRIO. Está preso desde 25 de outubro de 1989 quando praticou um roubo à mão armada. A mãe quer que eu intervenha no caso. Isso não poderei fazer. A minha consciência me impede de ajudar um ladrão contumaz. É lógico que fico bastante amolado com essa conversa. Tia LURDES aprontou cerca de três dezenas de empadinhas. Almoça conosco. Tia LURDES e minha mãe lembram NATAIS de sua mocidade. MARIZETE, ADALVO e o pequeno FELIPE estão em SANTA BÁRBARA. Passam o NATAL com os familiares do ADALVO. Depois do almoço, que vai acontecer às 14 horas, não consigo escapar do sono. Deito no quarto que foi meu, quando moço, e ali durmo até às 17:30 horas. Ainda com sol forte, com temperatura de trinta graus, deixo minha mãe. Tia LURDES entrega-me uma mala de roupas do falecido VÁLTER, a fim de ser negociada pela tia COTA. Em casa, encontro LUCINDA amolada com a notícia da discussão que aconteceu ontem, às 20 horas, envolvendo seus irmãos, sua mãe e a DORA. O JOSÉ e o AMÉRICO beberam além da conta e começaram a brigar por motivos fúteis. O MANECO entrou no meio e levou um soco no nariz, desferido pelo AMÉRICO. Duas viaturas do batalhão de GUARULHOS compareceram no local. A mãe da LUCINDA desferiu uma bofetada na DORA quando esta interferiu na discussão. Um ambiente pesado está criado na casa da mãe da LUCINDA. Os PMs acharam melhor apenas aconselhar os briguentos. Não é a primeira vez que isso acontece num NATAL ou numa passagem de ano. A televisão dá a notícia do fuzilamento do ex-ditador da ROMÊNIA, NICOLAE CEAUSESCU e sua mulher ELENA, após julgamento secreto, num local desconhecido. Os condenados à morte são submetidos a um pelotão de fuzilamento. Além de considerado culpado pelo crime contra o País, o casal teve suas propriedades confiscadas. O ex-ditador e sua mulher fugiram do palácio no dia 22 de dezembro de 1989, após uma rebelião popular e foram presos no dia 23. Às 21 horas, o PM LUIZ FERNANDO BRASILIENSE, do 21º BPMM, atendeu uma ocorrência onde um civil, completamente embriagado, com uma faca na mão, promovia desordens na Rua CAXINGUELÊ, na CIDADE A.E. CARVALHO. Disparou sua arma, atingindo a perna do desordeiro. Às 23 horas, os componentes da viatura 02490, PM ALEXANDRE ÁTILA DA SILVA e o PM EDMAR GONÇALVES DE ALMEIDA, em diligência de roubo, adentraram a casa do civil NIVALDO, levando-o para um determinado lugar, ocasionando-lhe ferimentos. O 1º Tenente NAMUR OMAR DAVID atendeu a ocorrência. Foi registrado um Boletim de Ocorrência no 50º DP, de lesões corporais. LOCAL: Rua VISTOSA MADRE DE DEUS, no JARDIM NOÊMIA.  
  25 a. do fuzilamento do ex–ditador da ROMÊNIA, NICOLAE CEAUSESCU e sua esposa ELENA, em 25 de dezembro de 1989, depois de 24 anos no poder.
  25 a. do assassinato do PM LILSON RIBEIRO, em GUARULHOS, esquina das Alamedas YAYÁ e AIDA, em 1990, no dia 25 de dezembro de 1990.
  25 a. estréia do filme “O PODEROSO CHEFÃO III”, em 25 de dezembro de 1990.
  24 a. da renúncia de GORBATCHEV, oitavo e último líder soviético, e do fim da URSS, em 25 de dezembro de 1991. MIKHAIL GORBATCHEV vai à televisão e faz um pronunciamento em que deixa a presidência da UNIÃO SOVIÉTICA. No dia seguinte, os ESTADOS UNIDOS reconhecem as repúblicas soviéticas como nações independentes. Até o fim de 1991, o país deixa definitivamente de existir. SASHA GURDZHA, comerciante, assim se pronuncia: “Naquele dia foram dados vários avisos pela televisão de que MIKHAIL GORBATCHEV faria um pronunciamento para a nação. Todo mundo só falava sobre isso e eu estava com minha família e amigos em casa, na capital, quando ele anunciou a renúncia. Senti uma mistura de alegria, pela esperança de uma época nova, mas também de medo por não saber se isso seria mesmo o melhor para o país. Hoje vejo que foi a coisa mais acertada que GORBATCHEV podia fazer. Ele foi importante, fez com que o povo começasse a acreditar que a RÚSSIA íria mudar, mas seus tempo já havia passado.”
  24 a. falece o Capitão Ref. RAUL DE ALMEIDA, em 25 de dezembro de 1991.
  22 a. falece o ator e costureiro MAURO ROSAS, em 25 de dezembro de 1993.
  20 a. falece o ator DEAN MARTIN, em 25 de dezembro de 1995.
  18 a. falecem: o diretor teatral GEÓRGIO STREHLER e o Cel. Ref. NELSON SOARES, em 25 de dezembro de 1997.
  18 a. um massacre deixa cerca de cem mortos na ARGÉLIA, em 25 de dezembro de 1997. Muitos camponeses, a maioria mulheres e crianças, são degolados e seus corpos mutilados por rebeldes integralistas muçulmanos. Outras anotações nessa data da NATAL: madrugada de muito barulho na nossa rua. Os vizinhos não sabem se comportar. Bebem e quebram garrafas em plena rua. LUCINDA não dorme, vigiando o neto PAULO CÉSAR. Apesar de toda a música, soar de buzinas, molecagens, durmo bem e levanto apenas às 9 horas. Mais tarde, às 11 horas, como sempre faço nos natais, viajo para POÁ. LUCINDA não me acompanha. Ela irá visitar sua mãe que não anda bem de saúde. A temperatura é alta demais para este Natal. São 33 graus pelo meio-dia. Encontro minha mãe com a visita de meu filho MÁRIO. O rapaz está eufórico nesta data. Faz planos para o futuro e fala até em casamento. ADALVO, MARIZETE e FELIPE estão passando este Natal com a mãe do ADALVO. Minha mãe encomendou empadinhas e, assim que a encomenda chega, vamos almoçar uma lazanha. Apenas está minha mãe e eu. O CARLOS, meu irmão, passa o Natal em SANTOS. Descansamos após o almoço. O calor arrefece com a formação de nuvens negras, prenunciando chuva. Meu filho surge de novo com a sua inseparável moto, motivo de contrariedade por parte de minha mãe. Conversamos com um velho morador de POÁ, o senhor ZEFERINO. Deixando a cidade onde nasci, vou buscar LUCINDA na casa de sua mãe. Dona ESMERALDA está adoentada e LUCINDA acha que sua mãe está sofrendo uma pneumonia. Conversamos ali com o JOSÉ, DORA, MARCELO e KELLEN CRISTINA. O NATAL vai terminando de uma maneira tranqüila. Recordamos épocas passadas, muito próprio dessa data. Leio SÃO PAULO NA DÉCADA DE 30, de JOSÉ CASTELANI.    
  17 a. são as seguintes as anotações de 25 de dezembro de 1998. Como sempre faço, na data de NATAL, vou para a residência de minha mãe. Viajando de ônibus, metrô e trem da CPTM, levo mais de duas horas para chegar em POÁ. LUCINDA não tem condições de me acompanhar. Se já de carro era difícil, sem ele é impossível. Ela não está bem das pernas, sofrendo inclusive reumatismo no tornozelo do pé direito. Minha mãe também se queixa de dores e de um problema nas vistas que ficam turvadas e ela sente dificuldade de enxergar.Com dificuldades, apresentando, inclusive, uma queimadura no braço esquerdo, minha mãe está cuidando de uma lazanha e de uma torta de frango para o almoço. Converso com MARIZETE, ADALVO e FELIPE. Vou à Escola NOBEL para verificar as benfeitorias que o ADALVO está fazendo. Mais tarde, irão almoçar na casa de dona ONÍLIA, sua mãe. Após o almoço, quando leio as palavras que seguem abaixo, minha mãe quer repousar. Também deito.
DEZEMBRO 1998
QUERIDA MAMÃE
Estamos no limiar de mais um Natal. Lembranças passadas tomam conta da gente. Relendo minhas memórias, com muita saudade, relembro essa data nos anos que já vão longe. Como mensagem desse Natal de 1998 poderia falar muita coisa, mas prefiro repetir suas palavras escritas num santinho, em 27 de dezembro de 1971, que são de um significado importante: - 
“Caminhando a frente os pais, com o exemplo e a oração familiar os filhos e mesmo aqueles que convivem no círculo da família, encontrarão mais facilmente o caminho da humanidade, da salvação e da santidade. Lembrança de sua mãe”.
Faço neste NATAL essa doce recordação como a mensagem saudosa, de seu filho MÁRIO, que muito lhe quer e que deseja estar ao seu lado nos natais futuros.
Às 17 horas, chega o CABO PM RENATO VENTURA. Logo mais, ele me leva de carro até a estação de POÁ. Vamos encerrando mais um NATAL na residência de minha mãe. Sentindo uma espécie de nostalgia, descontente por ver o sofrimento de minha mãe aos 90 anos, retorno a GUARULHOS. Em casa, LUCINDA está amolada pelas dores reumáticas. Sente-se cansada. Jogo algumas partidas de xadrez no computador. Só perco.
Assisto os jornais da RECORD e da GLOBO. Uma rebelião ocorrida ontem na FEBEM do TATUAPÉ deixou um menor morto e 25 feridos, inclusive dois seguranças.
Três tragédias marcaram o dia de NATAL em SÃO PAULO. Um menino de 12 anos foi morto por bala perdida e sua irmã, baleada na barriga, em OSASCO. Na zona leste, um pai mata o filho aniversariante com uma facada no peito. E no cemitério da VILA NOVA CACHOEIRINHA, foi enterrada a estudante EDIVÂNIA LIMA GOMES, de 15 anos, baleada durante tumulto no LARGO 13 DE MAIO, na véspera de NATAL.
  16 a. suicídio do diretor de HABITAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL no governo COLLOR, JOSÉ CARLOS GUIMARÃES, no dia 25 de dezembro de 1999. Outras anotações neste NATAL (sábado): como sempre faço, irei nesta manhã para POÁ. Levanto às 8 horas,a pós dormir no quarto da frente com um tapa-ouvidos. É que os loucos baianos ficam mais pirados nesta época do ano. Dizem a LUCINDA e a MARLENE que o barulho atravessa a madrugada. Não ouvi nada.
O JOSÉ CÂNDIDO continua trabalhando no meu quarto. Ele pretende assentar as lajotas neste NATAL.
Pego o EXPRESSO ARMÊNIA, na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, às 10:30 horas. Nessa estação, inicio uma viagem de Metrô que vai terminar na Estação ARTUR ALVIM. Começa então o trecho mais difícil da viagem, num trem da CPTM. Embora seja NATAL, está lotado: mau cheiro, vendedores ambulantes e, para melhorar o ânimo, alguém de fora, entre ARTUR ALVIM e ITAQUERA, dá três tiros contra o trem. Graças a Deus não atingiu ninguém.
POÁ é alvo de nostalgia para mim nesta época do ano. Foi ali que passei muitas dessas datas na infância e na adolescência. Agora, resta em POÁ a minha mãe, tias IRENE e CATARINA e os primos. Muita gente já partiu para o outro lado da vida: avós, tios, meu pai, meus filhos MARIZE e MÁRIO, primos LAÉRCIO e WÁLTER.
Encontro minha mãe cuidando do forno. Recebeu ela uma lazanha e uma torta de camarão que meu irmão trouxe de SANTOS. O CARLOS passa o NATAL com sua família, em SANTOS.
Meu genro ADALVO, minha filha MARIZETE e meu neto FELIPE vêm nos cumprimentar. Vão almoçar com dona ONÍLIA, mãe do ADALVO.
Às 13 horas, chega o CIDO para almoçar conosco. Meu primo atravessa uma maré carregada: seu filho NECO foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Comenta que ele não é mais primário e o julgamento não vai ser fácil. Logo mais, o CABO PM RENATO VENTURA também vem para almoçar.
Dona ALICE sente-se cansada após a refeição. Também não é para menos. Está com 91 anos de idade. O CABO PM RENATO retorna às 16 horas. Despeço-me de minha mãe. Retornarei à POÁ no dia 1º de janeiro de 2000. Meu primo leva-me até a estação de POÁ. O trem da CPTM está um lixo. A viagem até ARTUR ALVIM é sofrível.
Em casa, LUCINDA conta como passou o NATAL. Não visitou sua mãe. Apenas falou com ela por telefone. A reforma do meu quarto deixa-a cansada.
Assisto na TV o enterro do último dos generais presidentes. O corpo do GENERAL JOÃO BAPTISTA DE FIGUEIREDO foi enterrado pela manhã no Cemitério do CAJU, no RIO DE JANEIRO, com honras de Chefe de Estado.
Durante quinze horas um incêndio destruiu a fábrica de tecidos LANIFÍCIOS RESFIBRA, na CHÁCARA SANTO ANTÔNIO, VILA CARRÃO. O fogo começou à 1:30 hora e só foi contido às 16:30 horas.
O PAPA JOÃO PAULO II deu início às comemorações do JUBILEU ao abrir a PORTA SAGRADA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, na NOITE DE NATAL.
Com missa na Catedral da SÉ, teve início em SÃO PAULO as comemorações do ANO SANTO, o JUBILEU 2000. Essas celebrações irão até 6 de janeiro, DIA DOS REIS MAGOS.
Os seqüestradores do avião da INDIAN AIRLINES estão exigindo a libertação de um líder religioso paquistanês e de vários querrilheiros do Estado da CAXEMIRA, que estão presos na ÍNDIA. Eles libertaram 27 dos 178 passageiros e 11 tripulantes mantidos como reféns desde o dia 24. Também foi entregue o corpo de um passageiro morto a facadas
O PM JOSÉ RÓBSON COSTA DE ARAÚJO, de 31 anos, do Corpo de Bombeiros, morreu baleado na véspera de NATAL, ao reagir a uma tentativa de roubo. Estava ele na Praça 25 DE NOVEMBRO, na VILA ZAT, zona oeste, às 21:30 horas quando foi abordado por um assaltante que queria levar a sua HONDA TITAN.
O SARGENTO PM Ref NELSON ÂNGELO, de 55 anos, foi assassinado também no dia 24, às 23:20 horas, na Rua HENRIQUE SAN MINDLIN, no JARDIM CAPÁO REDONDO.
Vimos também nos noticiários da TV o ataque russo contra a CHECHÊNIA. O Exército russo anunciou que é o ataque final. Em GROSNY, capital da CHECHÊNIA, os combates são corpo-a-corpo. Os guerrilheiros estão escondidos nas montanhas, dificultando a operação de limpeza da cidade.
O Diretor de Habitação da Caixa Econômica Federal, no Governo COLLOR, suicida-se. Amarrou alguns halteres no corpo e se jogou na piscina de sua casa. Era casado com EUNÍCIA GUIMARÃES, muito amiga de ROSANE COLLOR.       

ACONTECEU EM 25 DE DEZEMBRO DE 2000   :   -     DOMINGO 
EM POÁ, QUANDO ESTAMOS REUNIDOS NESTE NATAL, NA CASA DE MINHA MÃE, somos surpreendidos pela notícia do falecimento de um tio da CIDA, esposa do CABO RENATO VENTURA. Minha mãe também conta que na semana passada faleceu o filho de MARIA LUIZA, no Estado do RIO GRANDE DO SUL.
ASSASSINADOS QUATRO ADOLESCENTES NA PARADA DE TAIPAS, na Zona Norte de SÃO PAULO. Foi a 93a. CHACINA DE 2000, segundo algumas estatísticas. Jornais apontam como sendo a 90ª, outros como sendo a 95ª chacina. O crime ocorreu num barraco e estaria ligado ao tráfico de drogas.
FALECEU OSVALDO POLIDORO, aos 90 anos. Para os espíritas, POLIDORO era a reencarnação de ALAN KARDEC.

ACONTECEU EM 25 DE DEZEMBRO DE 2001 : -     TERÇA-FEIRA
 N A T A L  2 0 0 1

A MENSAGEM DE PAZ DO NATAL É UMA PROMESSA DE QUE AS ANGÚSTIAS CESSARÃO, A BOA ORDEM SERÁ RESTAURADA, E AFINAL REALIZAR-SE-ÃO AS NOBRES ASPIRAÇÕES QUE A GRAÇA FAZ GERMINAR NAS ALMAS DÓCEIS À SUA BENÉFICA  INFLUÊNCIA.
EM BELÉM, NA SUBLIME NOITE, OS ANJOS CANTARAM PAZ NA TERRA E GLÓRIA NO MAIS ALGO DOS CÉUS PARA OS ESPÍRITOS RETOS, QUE NÃO PACTUARAM COM AS TREVAS. QUE NESTE NATAL ENCONTREM PAZ NA TERRA OS HOMENS QUE, NAS BRUMAS DA REVOLUÇÃO, CONFIAM NO ADVENTO DO RADIOSO REINO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, PROMETIDO POR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA !

AO LADO DE NOSSA MÃE, NESSE NATAL VERDADEIRO, PROCURAREMOS HONRAR O SACRIFÍCIO DE JESUS. PORQUÊ VEIO ELE AO MUNDO? ERA NOITE EM BELÉM E ERA NOITE NO MUNDO. AS CIVILIZAÇÕES ESTAVAM AGONIZANTES. TUDO GEMIA SOB AS TREVAS. NESSE AUGE DE ABATIMENTO, VEIO O MENINO JESUS À TERRA. A VERDADE RESPLANDECEU VITORIOSA SOBRE O DESVÁRIO E O CAOS UNIVERSAL. VEIO ELE PARA NOS SALVAR. ESSE FATO LEVA-NOS A TER A RESPONSABILIDADE DE VENERÁ-LO, ESQUECENDO TODA A MATERIALIDADE DA VIDA.
PORTANTO, NO LAR MATERNO, O MELHOR LUGAR PARA LEMBRAR DO SALVADOR, DAMOS GRAÇAS AO SENHOR POR TUDO QUE NOS FOI DADO E REALMENTE LEMBREMOS DO SEU SACRIFÍCIO EM SALVAR A HUMANIDADE, QUE NAQUELES TEMPOS ESQUECERAM-SE DE DEUS.
OS ATOS DE TERRORISMO QUE ABALARAM O MUNDO NESTE ANO SÃO FRUTOS DA MALDADE QUE PAIRA NA TERRA. ALGUNS ACHAM-SE SUPERIORES AO PODER DIVINO E , EM NOME DE DEUS, COMETEM ATROCIDADES. ISSO JÁ ACONTECEU NO PASSADO E ACONTECE EM NOSSOS DIAS. PRECISAMOS DE MUITA ORAÇÃO PARA EVITAR ESSE MAL QUE ASSOLA A HUMANIDADE – A SOBERBA, A IDÉIA DE PODER TEMPORAL, ESQUECENDO-SE DA FINALIDADE QUE ESTAMOS NA TERRA PARA PAGAR O MAL ANTERIOR.
PENSEMOS ALTO, ESQUEÇAMOS TODAS AS AFRONTAS QUE NOS FAZEM, LEVEMOS NOSSOS PENSAMENTOS A DEUS E PROCUREMOS APENAS EM FAZER O BEM.
MAIS UMA VEZ, DAMOS GRAÇAS A DEUS PELA MÃE QUE TEMOS E QUE NOS ENSINOU A TRILHAR O CAMINHO DA VERDADE.

JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, quando são 9h30. Cumprimenta minha mãe e retorna para GUARULHOS.  Como chego cedo na casa materna, minha mãe quer aprontar o almoço mais cedo, mas isso não é possível porque os 93 anos pesam muito para ela. RENATO VENTURA, CIDA, LEANDRO e FERNANDO visitam-na. Eles presenteiam-me com uma caneta. MARIZETE e FELIPE também aparecem na casa de DONA ALICE. O ADALVO encontra-se na casa de parentes, no MATO GROSSO DO SUL. Depois, no almoço, minha mãe oferece um bolo de aniversário, adiantando-se aos 65 anos que irei completar no dia 27.
 
NÚMERO DE MORTES NO RIO SOBE PARA 46 : -
O saldo das fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio, entre o domingo e a véspera de NATAL foi de 46 mortos e mais de 2 mil desabrigados, de acordo com a Defesa Civil e algumas prefeituras. PETRÓPOLIS, que ficou isolada por causa da queda de barreiras nas estradas, teve o maior número de vítimas. Pelo menos 28 pessoas morreram e 600 ficaram sem casa. O governo federal vai baixar Medida Provisória para liberação de verba extraordinária para recuperação dos locais mais atingidos. Haverá também campanha de vacinação contra doenças infecto-contagiosas.

Muros de 3,5 metros de altura, cinco câmeras interligadas a um circuito interno e uma matilha de seis cães de guarda. O que parece ser um esquema de segurança de um prédio ou escritório na verdade fazia parte do aparato utilizado por uma quadrilha, provavelmente especializada em roubo de cargas e seqüestros. A polícia descobriu, hoje, o esconderijo do bando, em uma chácara no município de RIBEIRÃO PIRES, na região metropolitana de SÃO PAULO. Antes de chegar ao local, policiais militares que patrulhavam o bairro de OURO FINO PAULISTA encontraram o corpo do PM FÁBIO LUÍS AZEVEDO DE OLIVEIRA, de 24 anos, pertencente ao batalhão de DIADEMA, no porta-malas do ÔMEGA PRETO, placa HOT-5893, de SANTO ANDRÉ. O PM OLIVEIRA estava desaparecido desde a noite de sábado, dia 22. O corpo estava a 800 metros da chácara. O ÔMEGA, sujo de lama, deve ter atolado. Seguindo o rastro do carro pela estrada de terra, os PM chegaram ao esconderijo da quadrilha. Por volta das 3h30, a PM invadiu o local, mas o bando tinha fugido.

MORREU o principal cartunista da ARCHIE COMICS por 40 anos e criador dos personagens JOSIE E AS GATINHAS e SABRINA, a bruxa adolescente, DAN DE CARLO, em NEW ROCHELLE, no Estado de NOVA YORK, aos 82 anos, vítima de pneumonia. DE CARLO foi demitido da ARCHIE COMICS em 2000, após uma disputa judicial sobre direitos autorais relativos às personagens.

ARGENTINA ESTENDE FERIADO BANCÁRIO PARA DEFINIR PACOTE. Temendo corrida ao sistema bancário e a conseqüente fuga de capitais, o governo argentino manterá os bancos fechados amanhã. Há rumores de que a restrição poderá se estender até depois do feriado de fim de ano, mas as agências poderão fazer pagamentos de salários, pensões e aposentadorias, além de receber dólares em troca de pesos.
O NATAL transcorreu em clima de moratória na ARGENTINA. Embora os comerciantes tenham oferecido grandes descontos no preço das mercadorias, as vendas no varejo caíram até 50%.

Foi condenado à prisão perpétua SALMAN RADUYEV, único líder guerrilheiro da TCHETCHÊNIA capturado pelo Exército russo. Ele é acusado da morte de 78 pessoas na guerra separatista travada nos anos 90.




2 002  :  -     QUARTA-FEIRA
DEZEMBRO 2 002
N A T A L
            PARA MIM, ESTA ÉPOCA DO ANO SIGNIFICA FAZER UM BALANÇO DO QUE REALMENTE FIZEMOS DE ÚTIL NO TRANSCORRER DAS DATAS QUE PASSARAM. NATURALMENTE, VAMOS LEMBRAR DOS PARENTES E, PRINCIPALMENTE DA MÃE. ELA PERSONIFICA A FIGURA DO MENINO JESUS, POIS, DESDE QUE NASCEMOS, TINHA COMO OBJETIVO PRINCIPAL CRIAR-NOS NO AMOR DE CRISTO. AGORA, REUNIDOS EM TORNO DA MESA QUE DURANTE TANTOS ANOS NOS FORNECEU O ALIMENTO NECESSÁRIO PARA O NOSSO SUSTENTO, PODEMOS DIZER QUE NUNCA FALTOU O ALIMENTO PRINCIPAL, O AMOR. AQUI CONHECEMOS AS DOÇURAS INSONDÁVEIS DO MISTÉRIO DA VIDA.  FORAM TEMPOS MAGNÍFICOS QUE NOS ENCHERAM DE GLÓRIA. APRENDEMOS A SEPARAR A VERDADE DO ERRO, O BEM DO MAL. NOSSO NATAL É PURO, SEMPRE EM REUNIÃO COM A FAMÍLIA. NÃO USAMOS ESSA DATA, NUNCA, PARA BEBER E COMER ACIMA DO NORMAL, COMO MUITA GENTE FAZ. PORQUE, NA VERDADE, NESSA ÉPOCA, QUE É DE REFLEXÃO, O POVO ESTÁ IMERSO NA CONTRADIÇÃO. PREFERE ESQUECER JESUS, A ÚNICA RAZÃO DO NATAL, PARA DAR MARGEM AOS PRAZERES DESENFREADOS DA GULA E DO CONSUMISMO. GRAÇAS À EDUCAÇÃO QUE TIVEMOS, ESTAMOS LIVRE DISSO. SALVE O NATAL E SALVE A RAINHA DO LAR, QUE REALMENTE NOS ENSINOU A CRER EM CRISTO.

Os presépios estão espalhados pela cidade. No dia 13, foi reaberto no MUSEU DE ARTE SACRA o MUSEU DOS PRESÉPIOS e lançado o livro O PRESÉPIO NAPOLITANO DE SÃO PAULO. A obra recupera a história de um dos mais importantes conjuntos de escultura européia do século XVIII no BRASIL e que foi criado por artistas e artesãos italianos, com mais de 1 600 peças e, há 50 anos, comprado pelo industrial e mecenas FRANCISCO “CICILLO” MATARAZZO SOBRINHO (1898–1977).
Quem quiser conhecer outros 31 presépios interessantes que mostram, entre outras coisas, o sincretismo religioso no BRASIL, pode visitar o claustro do Convento SÃO FRANCISCO, no centro de São Paulo. Com peças nacionais e estrangeiras, a mostra tem como um dos destaques a representação com figuras do candomblé, na qual SÃO JOSÉ, por exemplo, veste trajes de FILHO DE GANDHI. Em PINHEIROS, a Associação Comercial de São Paulo e o clube dos lojistas do bairro criaram um presépio em tamanho natural com garrafas  plásticas de refrigerantes. Os shoppings também apresentam presépios bem originais. Como manda a tradição, os presépios poderão ser vistos até o dia 6 de janeiro, na maioria dos locais.
Enfim, um NATAL mais brasileiro, com brinquedos de madeira invadindo o espaço dos videogames importados, pernil e frango substituindo o bacalhau da NORUEGA (cujo preço disparou com o dólar), e com os consumidores deixando de novo tudo para a última hora, correndo atrás dos presentes, seja na chique OSCAR FREIRE ou na popularíssima 25 DE MARÇO. A cena se repete: crianças felizes com brinquedos novos e as famílias reunidas para o almoço. A fantasia do PAPAI NOEL, afinal, continua no imaginário de todos.
Para lembrar CHARLES CHAPLIN, que morreu há vinte e cinco anos, reestréia hoje nos cinemas “O GRANDE DITADOR”. O primeiro filme falado do astro é uma sátira política que ironiza o ditador alemão ADOLF HITLER. CHAPLIN se divide entre os papéis de ADENOID HYNKEL, ditador de uma fictícia república e o de um barbeiro judeu.
Levanto por volta das 7 horas neste NATAL. LUCINDA já tinha acordado, feito o café, reinando na casa bem mais cedo. Aproveito o tempo e leio os jornais O ESTADO, DIÁRIO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE e AGORA. Depois, no computador, registro os acontecimentos da véspera de Natal. A única nota destoante fica por conta dos “baianos loucos”, uma corja de pessoas que não sabem se divertir a não ser enchendo a cara e tocando músicas em tom muito alto, perturbando os vizinhos. Isso vem acontecendo há anos.
O PM JOÃO vai me levar até POÁ, em seu carro, tal como fez em 2001, na data de NATAL. Na altura da encruzilhada do RANCHO GRANDE vimos um amontoado de pessoas e um corpo de um ciclista estirado no chão. Aguardava-se a chegada do RESGATE. Foi um atropelamento. O JOÃO cumprimenta minha mãe, que estava levantando na hora de nossa chegada, quase às 11 horas. Depois, ela recebe as  visitas do RENATO, CIDA e FERNANDO (este, completou nove anos no dia 23 de dezembro) e, também, do ADALVO. Vê-se que ela está atarantada. Meu irmão CARLOS encontra-se em POÁ e vem ajudar minha mãe no almoço, fazendo um doce. Reservadamente, diz ele que o ROBERTO lhe comunicou que a nossa prima NAIR sofreu um distúrbio coronariano, em PORTUGAL, onde reside. O CARLOS faz uma ligação telefônica para PORTUGAL e a própria NAIR é quem atende. Cumprimentamos nossa prima, que, segundo ela mesma disse, está bem de saúde, superando o problema acontecido já há alguns meses. NAIR está com 80 anos. Minha mãe não sabe dessa situação da NAIR. Conversa com ela, por telefone.  
Estou em POÁ quando recebo um telefonema do JOÃO. Conta-me ele que, retornando para GUARULHOS, passou por uma outra ocorrência de atropelamento, um pouco além daquela que presenciamos na ida para POÁ. Além disso, o JOÃO viu uma batida de um fusca na traseira de um Gol. A maioria das pessoas não sabe comemorar o NATAL. Acha que beber é fazer festa. Os desastres vão acontecendo.
Minha mãe almoça com seus filhos. Para ela isso é uma grande alegria. É muito difícil estarmos todos juntos. O NATAL tem esse condão; reunir os familiares. Mais tarde, ela vai me oferecer um bolo de aniversário, já comemorando os meus SESSENTA E SEIS anos (irei completar no dia 27). O RENATO retorna por volta das 16 horas e vamos então deixar POÁ. Ali fica dona ALICE, após momentos de grande satisfação, embora os seus 94 anos atrapalhem muito os seus movimentos.

Ao contrário da escolha do futuro ministro da DEFESA, JOSÉ VIEGAS, que provocou contrariedades – já superadas – em alguns oficiais–generais, a designação dos novos comandantes de cada FORÇA não deve causar problemas nem  traumas. O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, vai respeitar a preferência dos integrantes dos altos comandos de garantir nas nomeações o critério de antigüidade, um dos princípios fundamentais da carreira militar. Para o EXÉRCITO, irá o GENERAL FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE; para a MARINHA, o almirante ROBERTO GUIMARÃES DE CARVALHO e, para a AERONÁUTICA, o brigadeiro LUIZ CARLOS BUENO. ALBUQUERQUE, hoje à frente do COMANDO MILITAR DO SUDESTE, é antigo conhecido do PT. Um assistente seu, o coronel OSWALDO OLIVA NETO, é irmão do senador eleito ALOÍSIO MERCADANTE. No caso da MARINHA, o escolhido , já foi anunciado, é o comandante de OPERAÇÕES NAVAIS DA MARINHA e está servindo no RIO DE JÁNEIRO. Apenas para a AERONÁUTICA não foi escolhido o oficial mais antigo. O primeiro da lista, brigadeiro ALMEIDA VASCONCELOS, já anunciou que não deseja cargos no novo governo e irá para casa quando completar o serviço ativo. Assim, a escolha recaiu sobre LUIZ CARLOS BUENO, que servia no RIO e na semana passada chegou a ser designado chefe do Estado Maior da AERONÁUTICA.

A família TAPAJÓS, de BRASÍLIA, teve um NATAL muito feliz. Pela primeira vez, desde que o filho PEDRINHO foi seqüestrado em uma maternidade, há 16 anos, os pais verdadeiros puderam passar esse dia com o filho. O adolescente, batizado com o nome de OSVALDO BORGES JÚNIOR pela família adotiva, chegou à BRASÍLIA na manhã da véspera de NATAL para receber carinho e uma bicicleta de presente de JAIRO e MARIA AUXILIADORA BRAULE PINTO TAPAJÓS, conhecida como LIA. Quando chegou à casa dos pais, a família posou para fotos e disse estar feliz: “É a realização de um sonho. Não poderia ter ganho melhor presente”, disse MARIA AUXILIADORA.

Uma menina de três anos foi morta hoje à tarde em GUARULHOS, atingida por um tiro, disparado acidentalmente por seu irmão, de 5 anos. De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu às 13:25 horas na Rua JABOATÃO no bairro dos PIMENTAS. As crianças são filhas de um CABO PM do 11º BPMM. A menina chegou a ser levada para o Pronto Socorro DONA MARIA LUÍSA, mas não resistiu aos ferimentos.

O estudante DIEGO JULIANO DE ALMEIDA, de 20 anos, é acusado de assassinar o avô e balear o tio em uma briga de família, em RIO CLARO, horas antes da ceia de NATAL. O rapaz fugiu, provavelmente levando a arma do crime. DIEGO teria ficado irritado ao ver o avô, o aposentado ALCIDES FERNANDES, de 76 anos, agredir a avó, GERALDA FELÍCIA FERNANDES, com socos e pontapés, na casa da família, à Rua 10 – A, no bairro VILA NOVA. DIEGO estava armado e atirou no aposentado. Durante o tumulto, o tio do estudante, NIVALDO FERNANDES, também foi baleado.

O metalúrgico FÁBIO ALENCAR PORTO, de 21 anos, e sua mulher TÁSSIA COSTA GUTEIRREZ FUNDÃO, de 17, foram encontrados mortos na noite de NATAL, na pequena casa onde moravam na VILA DINAMARCA, em GUARULHOS. Os dois foram degolados. O corpo de PORTO estava dentro de um tacho de alumínio e uma cabeça de porco foi colocada ao lado dos dois corpos. Os policiais do 4º DP de GUARULHOS trabalham com a possibilidade de o crime ter sido uma vingança de um pai–de– santo contratado por PORTO e que ficou sem receber o pagamento prometido.
No dia 23 de dezembro, os policiais do 7º DP de GUARULHOS registraram um crime em que as vítimas também tiveram a garganta cortada. Mas, nesse caso, eles acreditam que o motivo pode ter sido um assalto ou vingança. A casa do aposentado JOÃO CESÁRIO DA SILVA foi invadida por três homens encapuzados. Eles amarraram SILVA, sua mulher MARIA NOVAES DA SILVA e sua filha WILKA CESÁRIO DE NOVAES. Os três homens agrediram os três e antes de irem embora da casa, cortaram a garganta de SILVA e de WILKA. A filha do aposentado morreu.

O Ministério Público de MINAS GERAIS acredita que um grupo de pessoas influentes esteja tentando dificultar os trabalhos de investigação dos promotores no caso da modelo CRISTIANA FERREIRA, de 24 anos, encontrada morta, em  agosto de 2000, num “flat” de luxo de BELO HORIZONTE. A suposta conspiração estaria por trás de novas ameaças feitas à família da vítima – desta vez, para a principal testemunha do caso, CLÁUDIO ANTÔNIO FERREIRA, irmão de CRISTIANA, que deverá ser incluído em um programa federal ou estadual de proteção a testemunhas. Em seu depoimento de 20 de dezembro, CLÁUDIO revelou o envolvimento da modelo com personagens do alto escalão da política e do empresariado mineiros. Entre eles, o deputado federal WALFRIDO DOS MARES GUIA, confirmado no cargo de ministro do TURISMO pelo presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, sua mulher, a empresária SHEILA MARES GUIA, o atual vice–governador NEWTON CARDOSO, o atual secretário de Governo, HENRIQUE HARGREAVES, e o presidente da Companhia Energética de MINAS GERAIS, DJALMA BASTOS DE MORAIS. Todos serão convocados a depôr. Os próximos a serem ouvidos serão o ex–policial civil e detetive particular REINALDO PACÍFICO DE OLIVEIRA FILHO, ex–namorado de CRISTINA e o soldado ESTÊVÃO, do 1º BATALHÃO da PM, que esteve no “flat” quando o corpo da modelo foi encontrado.
 
Para lembrar a data do nascimento de JESUS, cristãos de todo o mundo foram às igrejas, fizeram festas e pediram pela paz no PLANETA. O PAPA JOÃO PAULO II desejou FELIZ NATAL em mais de 50 idiomas e apelou ao mundo que impeça um conflito no IRAQUE. Nem o feriado impediu o trabalho de organizações que tentam minimizar o impacto do vazamento de milhares de toneladas de óleo do petroleiro PRESTIGE na costa da ESPANHA. As luzes do KREMLIN, a sede do Governo Russo, foram acesas hoje pela primeira vez. Os russos, em sua maioria ortodoxos, celebram o NATAL no dia 7 de janeiro. A missa na Igreja da Natividade, em BELÉM, perdeu o brilho dos anos anteriores depois de um mês sob toque de recolher decretado por ISRAEL. O líder palestino YASSER ARAFAT foi representado por uma cadeira vazia na primeira fila, proibido por israelenses de comparecer à celebração. Os cristãos australianos aproveitaram o calor que fez durante o feriado para tomar banhos de mar e brincar nas areias das famosas  praias do País. Os soldados americanos em treinamento de guerra na base militar do KUWAIT receberam a visita do PAPAI NOEL com presentes de seus parentes. Filipinos fazem seus pedidos ao acenderem velas durante o dia de NATAL em uma igreja católica na capital, MANILA.

O juiz mexicano HÉCTOR TALAMANTES negou, na noite de ontem, o pedido de habeas–corpus para a cantora GLÓRIA TREVI, presa no MÉXICO, na cidade de CHIHUAHUA, desde que foi deportada do BRASIL no dia 23. Os fãs mexicanos da  cantora fizeram barulho na frente do prédio onde GLÓRIA está presa, carregando cartazes e cantando suas músicas. GLÓRIA disse que a decisão do juiz deveria ser interpretada como uma vergonha internacional. “FELIZ NATAL, MÉXICO”, disse GLÓRIA mandando beijos para as câmeras de televisão que estavam no julgamento, antes de ser conduzida novamente à prisão. Os advogados têm três dias para recorrer da decisão. 

O presidente FIDEL CASTRO, 76 anos, está em repouso há uma semana, recuperando-se de uma picada de inseto na perna esquerda. Ele tranqüilizou a população e anunciou hoje que se recupera satisfatoriamente, e que em poucos dias retomará as atividades públicas.

Ainda tenho tempo para iniciar a leitura da interessante obra de JÔ SOARES, O HOMEM QUE MATOU GETÚLIO VARGAS. Com seu humor infalível, JÔ SOARES faz a biografia fictícia de um assassino especializado em tiro pela culatra. E mostra que às vezes a própria HISTÓRIA – a verdadeira – parece coisa de humorista. DIMITRI BORJA KOROZEC é o homem certo: formou-se numa escola  de assassinos altamente conceituada, tem uma pontaria extraordinária e está sempre disposto a dar cabo dos tiranos que infestam o mundo. Mas sofre de um problema crônico: é desastrado. Com ele não há meio – termo: é tudo por um triz. Em 1914, por exemplo, na EUROPA, foi ele quem quase desencadeou a Primeira Guerra Mundial ...E é sempre assim, negando fogo, que o anarquista DIMO participa ativamente de importantes episódios históricos e convive com estrelas como MATA HARI, AL CAPONE, FRANKLIN ROOSEVELT e GETÚLIO VARGAS, entre outros.

2 003   :   -    QUINTA-FEIRA
25 DE DEZEMBRO DE 2 003
PARA MINHA MÃE, COM MUITO AMOR E CARINHO !

O ANO DE 2003 ESTÁ CHEGANDO AO FIM. E MAIS UMA VEZ PREPARAMOS NOSSO CORAÇÃO PARA A GRANDE FESTA DA CRISTANDADE.
Ao longo de doze meses, tivemos alegrias e sofrimentos, encontros e desencontros, vitórias e derrotas, momentos bons e horas difíceis. Tudo isso colocamos humildemente em tuas mãos, JESUS, como ofertório deste NATAL.
Obrigado, SENHOR, pelo dom da vida, pelo dom de nossa fé, pelos problemas e dificuldades que enfrentamos, pelo bem que conseguimos realizar e, sobretudo, pela mãe que temos e que nos soube guiar com sabedoria na trilha da vida.
Que nosso NATAL seja mais um compromisso para com o SUPREMO do que apenas piedosa recordação de teu aniversário. Já dizia o MESTRE:
“NÃO TEMAS PORQUE EU SOU CONTIGO; NÃO TE ASSOMBRES PORQUE EU SOU TEU DEUS; EU TE ESFORÇO, E TE AJUDO, E TE SUSTENTO COM A DESTRA DA MINHA JUSTIÇA”.
“EU IREI DIANTE DE TI, E ENDIREITAREI OS CAMINHOS TORTOS; QUEBRAREI AS PORTAS DE BRONZE, E DESPEDAÇAREI OS FERROLHOS DE FERRO. E TE DAREI OS TESOUROS DA ESCURIDADES, E AS RIQUEZAS ENCOBERTAS, PARA QUE POSSAS SABER QUE EU SOU O SENHOR, O DEUS DE ISRAEL, QUE TE CHAMA PELO NOME”.
PAI, também aqui conosco estejas, com nossos familiares, e amigos para uma comemoração natalina feliz, relembrando o nascimento de TEU FILHO, em espírito fraternal, descobrindo que o TEU AMOR está em nós.
Que TEU NOME se faça visível na convivência familiar e social. Que se descubra a tua vontade a orientar os nossos atos, em solidariedade aos nossos companheiros de ideal, pelos caminhos do amor Cristão, incentivando todos os nossos momentos.
Agradecemos, ao nosso JESUS CRISTO, mais uma vez, com muita devoção,  pela mãe que tivemos, sempre atenta à nossa  vida, aos nossos atos, guiando-nos da melhor maneira!

Neste NATAL, estréia nos cinemas de SÃO PAULO o filme “O RETORNO DO REI”. As forças de SAURON devastam a capital de GONDOR, numa tentativa de dizimar a humanidade. ARAGORN começa a se tornar um verdadeiro líder e GANDALF reúne a Sociedade para lutar contra o mal. Assim, podem abrir caminho para que FRODO e SAM finalmente cheguem à MONTANHA DA PERDIÇÃO e destruam o anel – que, por sinal, ainda está lá, intacto no pescoço de FRODO, mesmo com GOLLUM sempre pronto para roubá-lo. Durante a história, são várias as cenas de tirar o fôlego. Tanto pela beleza – quando, por exemplo, uma série de tochas são acesas no topo de várias montanhas para sinalizar as forças de coalizão – quando pela ação. A idéia é ressaltar a mensagem de TOLKIEN, de que até a pessoa mais insignificante pode mudar o mundo. E que a amizade e a coragem individual podem deter as mais devastadoras forças da escuridão.
A saga de “O SENHOR DOS ANÉIS” demorou doze anos para ser concluída por JOHN RONALD REUEL TOLKIEN, escritor e professor de OXFORD. O livro foi publicado em 1954 e já vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. A história tem referências de lendas nórdicas, mitologia e outras religiões. O cenário de “O SENHOR DOS ANÉIS” é a TERRA-MÉDIA, um mundo fantástico onde moram os “hobbits”, pequenos seres com pés peludos e bochechas vermelhas. Um deles, FRODO, recebe de presente do tio um anel. O mago GANDALF percebe que FRODO é o único que não se sente atraído nem corrompido pelo poder do amuleto e, por isso, confere a ele a missão de destruir o anel, algo que só pode ser feito na MONTANHA DA PERDIÇÃO. Só que ele tem de enfrentar SAURON, espírito do MAL que mobiliza hordas de milhões de “orcs” para se apoderar do objeto e ficar ainda mais forte.   Em “A SOCIEDADE DO ANEL”, FRODO e o amigo SAM vão à montanha, enquanto GANDALF organiza uma sociedade de hobbits, elfos, anões e humanos, unidos para defender as cidades e ajudar FRODO. Na segunda parte, “AS DUAS TORRES”, os guerreiros ARAGORN, LEGOLAS e GIMLI resgatam os hobbits MERRY e PIPPY, que foram seqüestrados, enquanto FRODO e SAM recebem a companhia de GOLLUM, um antigo hobbit que encontrou o anel em um lago há muitos anos e foi corrompido pelo poder do objeto. GOLLUM virou um dos personagens mais queridos dos fãs. Mas só no final da trilogia é possível saber qual de suas personalidades – a maligna ou a benigna – prevalecerá.  Na última parte, “O RETORNO DO REI”, o mal invade cidades e o bem se une para defendê-las. Batalhas são perdidas, milhares morrem. Mas o caminho para FRODO chegar à MONTANHA  DA PERDIÇÃO está aberto.

LUCINDA, MARLENE, PAULO CÉSAR, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR e eu começamos o NATAL na residência de dona SORAYA EL MOUALLEN, mãe da KÁTYA e avó do IAGO (hoje ele faz um ano e cinco meses de existência) e Sr. NELSON, esposo de dona SORAYA. As pessoas que ali se encontram, como NORMA, RENATA, são nossas conhecidas desde o ano passado. A união de PAULO CÉSAR com KÁTYA fez com que passássemos a conviver com os parentes dela. Muita alegria, muita coisa de comer, vamos permanecer até às 2:30 horas com eles. Apenas um regime que venho fazendo, cortando o açúcar (o último exame de glicose que fiz deu uma taxa de 125 quando o máximo do permitido é 110), faz com que apenas olhe os doces e os refrigerantes (depois me oferecem um guaraná diet). Por volta das 10 horas, embarco numa van, na avenida Brigadeiro FARIA LIMA e começo mais uma viagem até POÁ. Sempre nos natais, passo algumas horas com minha mãe. A viagem é tranqüila, com poucas pessoas transitando nos trens do metrô. Aproveito o tempo e leio a revista ISTO É, que publica a retrospectiva de 2003. Chego cedo na casa de minha mãe. Ela está com a companhia de meu irmão CARLOS. Ele a ajuda na cozinha, tirando o miolo de um abacaxi com um aparelho que trouxe. Apesar dos 95 anos de dona ALICE, ela está contente com a presença de seus filhos. Relembra de muita coisa de sua vida e torna a afirmar o seu espanto ao lembrar que o marido faleceu em 2 de janeiro de 1970, há 34 anos. De fato perdemos o nosso pai um tanto quanto prematuramente, mas dona ALICE mostrou toda a sua garra ao enfrentar a sua perda. Agora, transcorridos tantos anos, ela está emocionada ao dizer que se sente velha demais, pois os 95 anos pesam-lhe na sua locomoção, irritando-a por não poder fazer muitas coisas. Mas hoje, com a presença dos filhos, comemora mais um NATAL com disposição e alegria. Também cumprimentam-na a MARIZETE, FELIPE, RENATO e LEANDRO, quando estou em POÁ. O ADALVO foi passar o NATAL com sua mãe, em SANTA BÁRBARA D´OESTE. Recebo um telefonema do Coronel RENALDO ALVES DA SILVA. Antes, ele ligara para casa e a LUCINDA deu o telefone de POÁ. Cumprimenta-me pelo NATAL e quer dar os cumprimentos para o Cel MENDES. Forneço-lhe o telefone dele. Despeço-me de minha mãe, do CARLOS, da MARIZETE, do FELIPE, do RENATO e de seu filho LEANDRO. O RENATO me leva até a estação de POÁ, em seu carro. Também não tenho dificuldades no retorno a GUARULHOS. Encontro LUCINDA cansada com as atribulações do NATAL, bem como a MARLENE. Elas vão descansar logo.

Milhares de fãs estiveram hoje no TERÇO BIZANTINO, em SANTO AMARO, onde o padre MARCELO ROSSI celebrou a missa de NATAL. Na CATEDRAL DA SÉ, o arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, que havia celebrado a MISSA DO GALO, à meia-noite, retornou horas depois para celebrar a missa de NATAL. A CATEDRAL DA SÉ recebeu centenas de fiéis nos dois horários. O NATAL deste ano foi marcado por exemplos de solidariedade e pedidos de paz no BRASIL e no mundo. O presente de dezenas de crianças que vivem em SÃO PAULO foi entregue no acostamento da VIA ANHANGÜERA por motoristas que, todos os anos, levam brinquedos e comidas para carentes que moram ao longo da estrada. Na tradicional MISSA DO GALO, no VATICANO, o PAPA JOÃO PAULO II pediu a DEUS que salve o mundo do terrorismo, das guerras e de outras formas de violência. O PAPA celebrou sua 25ª missa de NATAL com dificuldade, acompanhado por milhares de fiéis que resistiram ao frio para ouvir o sermão.  
     
O PAPAI NOEL esperou o amanhecer para trazer dois presentes especiais para o apresentador GUGU LIBERATO no dia de NATAL. Nasceram as gêmeas MARINA e SOFIA, filhas do apresentador de 44 anos com a médica ROSE MIRIAN SOUZA DI MATTEO, de 39. A primeira a nascer foi SOFIA, às 10:28 horas. Um minuto depois foi a vez de MARINA. GUGU já é pai de JOÃO AUGUSTO DI MATTEO LIBERATO, nascido em 10 de novembro de 2001. O parto dele havia sido feito no mesmo hospital e pelo mesmo obstetra. GUGU e ROSE não são casados e nem vivem juntos. O casal se conheceu em 1983, quando ela era assistente de palco do programa “VIVA A NOITE”, do SBT. Em junho, GUGU lançou o livro “SOU PAI, E AGORA?”, sobre a emoção de ser pai e com conselhos para pais de primeira viagem.

É estável o estado de saúde da dupla sertaneja GILBERTO e GILMAR, que sofreu um acidente ontem pela manhã, na BR-116, na região de BARRA DO TURVO, no interior de SÃO PAULO. Os cantores estão internados no Hospital Regional do VALE DO RIBEIRA, no município de PARIQUERA-AÇU.

A polícia prendeu o assassino da família de missionários brasileiros mortos na ILHA DE KOROS, em PALAU, na MICRONÉSIA (ÁSIA), após descrição fornecida pela filha de 10 anos do casal, única sobrevivente da chacina. Os corpos de RUIMAR PAIVA, 43 anos, MARGARETH PAIVA, de 36, e do filho deles, LARISSON, de 11, serão levados no início da semana aos EUA para serem enterrados. O crime está esclarecido. O casal de missionários deixou a cidade de JUNDIAÍ há seis anos para morar numa cidade próxima a WASHINGTON, nos EUA. Há um ano, RUIMAR recebeu convite da Igreja Adventista do Sétimo Dia para morar em KOROS. Lá, era pastor da única igreja local da região.

Policiais do COE vão reforçar as equipes que estão à procura do empresário SIDNEI CELSO BERTERO, de 42 anos, que pilotava um helicóptero e desapareceu no dia 23, à tarde, na divisa entre CUNHA (SP) e PARATY (RJ). A Aeronáutica captou sinais emitidos pelo sistema de emergência do helicóptero e as buscas estão centradas num raio de 18 km, segundo o tenente ADRIANO MARCOS RONDELLO, do 17º Grupamento de Bombeiros do GUARUJÁ. No dia 24, as equipes chegaram a obter informações – que acabaram não se confirmando – de que a aeronave estaria na região de GRAÚNA, em PARATY. Um helicóptero ÁGUIA, da Polícia Militar, também deve auxiliar nas buscas.

O advogado criminalista CARLOS ANTÔNIO HELLMEISTER GONÇALVES, de 43 anos, foi assassinado ontem na porta de casa, na Rua Coronel CÁSSIO DE BARROS, 43, na CASA VERDE. Também foram baleadas MATILDE VALESIN MARQUES HELLMEISTER GONÇALVES, irmã da vítima, e MARIA LUIZA DE FELÍCIO VALESIN, prima. Segundo elas, o criminoso atirou à queima-roupa no advogado.
O BOEING 727 com 140 pessoas, que ia de BENIN para o LÍBANO, caiu no ATLÂNTICO após a decolagem do aeroporto de COTONOU, que fica às margens do GOLFO DE GUINÉ. A polícia disse que 90 corpos foram resgatados na praia. Vinte e dois passageiros sobreviveram e os outros estão desaparecidos.

Uma nuvem tóxica proveniente de um poço de gás natural que explodiu no sudoeste da CHINA matou pelo menos 193 pessoas e feriu centenas no dia 23 de dezembro, terça-feira. Mais de 40 mil moradores da área tiveram de ser retiradas em um raio de cinco quilômetros. O acidente ocorreu na província de CHONGQING, mil quilômetros a oeste de XANGAI.

O presidente do PAQUISTÃO, o general PERVEZ MUSHARRAF, sobreviveu a uma segunda tentativa de assassinato em menos de duas semanas. Dois carros-bomba atacaram a comitiva do mandatário e mataram 15 pessoas. Os dois carros usados no ataque saíram de postos de gasolina a 200 metros da rua principal onde passava a comitiva, em RAWALPINDI, onde MUSHARRAF escapou de outro ataque semelhante em 14 de dezembro.


Cientistas britânicos ainda não sabem se a sonda BEAGLE 2, construída para procurar sinais de vida em MARTE, pousou na superfície marciana. A pequena nave, que custou 62,1 milhões de dólares, deveria ter aterrissado no planeta vermelho na madrugada, após seis meses de viagem. Até a noite, no entanto, a sonda ainda não tinha se comunicado com a Agência Espacial Européia.

Testes preliminares realizados na INGLATERRA confirmaram a existência do MAL DA VACA LOUCA em um animal de uma fazenda no Estado de WASHINGTON, nos EUA. É o primeiro caso da doença em território americano. Os exames foram realizados por cientistas da Agência de Laboratórios Veterinários em WAYBRIHDGE, na INGLATERRA, e ainda vão passar por testes finais. A confirmação definitiva deve sair nos próximos dias. O animal infectado era uma vaca leiteira da raça HOLSTEIN que integrava um rebanho de uma fazenda na cidade de MABTON, em WASHINGTON. A vaca foi sacrificada no dia 9 de dezembro. Ontem, o JAPÃO – maior comprador da carne americana em termos de valor – anunciou a suspensão das importações preocupado com a doença. Além do JAPÃO, pelo menos outros 26 países, entre eles o BRASIL, também suspenderam as importações de carne bovina dos EUA.

2 004   :   -  SÁBADO           DIA DE NATAL
Não basta a simples leitura de minhas memórias para lembrar dos natais passados, aonde sempre ia até POÁ a fim de passar a data em companhia de minha mãe. Com a sua partida definitiva em 11 de maio deste fatídico 2004, este é o primeiro NATAL que vou passar sem ela e isso é muito sofrido, pois causa uma tristeza imensa.
A sociedade de consumo transformou a comemoração de tão simbólico aniversário em mercantilismo radical. NATAL é sinônimo de presentes, comida e bebida, com toda a dose de exageros e abusos que a situação propicia. Em vez de induzir a Humanidade a buscar a paz, seja a paz interior ou a paz político-social, o momento de final de ano se presta a um sentimento oposto. A histeria consumista e a obrigatoriedade de comparecer a muitas festividades trazem momentos de tensão e, não raro, provoca intoxicação alimentar ou alcoólica. É justamente nessa época que a criminalidade aumenta, pois o fosso entre os abastados e os excluídos se torna mais evidente e revoltante. Mesmo quem não tem recursos precisa encontrá-los urgentemente para tornar-se participante das festividades, não frustrar a família e suprir a “necessidade inadiável” de dar presentes e providenciar uma mesa farta. Os locais de compras, sejam de preço bom ou alto, ficam lotados de consumidores que nem sabem ao certo o que pretendem adquirir. Depois de muito estresse, a maioria acaba comprando qualquer coisa, só para cumprir a obrigação, e isso resulta em muitos negócios ou maus presentes, dependendo do ponto de vista. Nossa sociedade valoriza as pessoas pelo que elas consomem, não pelo que elas são. O resultado é que os dias 24 e 25 de dezembro são datas geradoras de estresse para a maioria das pessoas. Consumidores comparecem aos eventos festivos esgotados física e psicologicamente, para gáudio de uma sociedade que vive no vazio. Não raro, em meio às comemorações natalinas, alguém acaba dizendo: “Odeio essa época do ano”. É sempre possível ser feliz nessa época, usando a inteligência e os bons sentimentos, mas é preciso estar alerta para não sucumbir ao supérfluo e não desperdiçar a oportunidade de estreitar os laços afetivos e de amizade.
Nos 2004 anos, a serem fechados nos próximos dias, a história de JESUS foi contada, recontada, romanceada, adaptada e interpretada de várias formas, da fidelidade dos santos discípulos do Evangelho à elegância blasé de NORMAN MAILER, do rigor de JOSÉ SARAMAGO ao radicalismo sádico e movido a sangue de MEL GIBSON. Uma marca comum a quase todas essas versões é a história contada do ponto de vista dos homens. Mas um dos lançamentos interessantes do mercado editorial brasileiro é “O EVANGELHO SEGUNDO MARIA”, do pesquisador baiano ARMANDO AVENA, um livro de ficção que apresenta a trajetória do FILHO DE NAZARÉ narrado pelas duas principais mulheres que o rodearam: sua mãe, MARIA, e a purificada MARIA da cidade MAGDALA, a MADALENA. Neste romance, que virou peça de teatro, JESUS assume dimensão humana e frágil. As situações têm contraponto no texto bíblico. O capítulo “MÃE” mostra MARIA firme, sempre disposta a alertar o filho sagrado nos momentos decisivos. “MULHER” exibe MADALENA sedutora, livre, inconformada e, mais tarde, uma espécie de mentora intelectual de CRISTO.  “Dar filhos aos homens, esse é o único papel destinado às mulheres de ISRAEL e contra ele rebelei-me por toda minha vida, mesmo quando em meu leito, dormiram homens a quem amei”, diz num trecho. “E JESUS habitou a minha casa. Juntos, falamos de amor e ódio, homem e mulher, submissão e liberdade, DEUS e demônio. Juntos, dividimos o leito e a mesa, e passeamos pelo mar da GALILÉIA”. A mistura de ousadia, desafio e beleza faz deste EVANGELHO uma boa opção de leitura nos dias natalinos que estamos vivendo.
   
LUCINDA, PAULO CÉSAR, MARLENE e eu começamos o NATAL na casa de dona SORAYA e senhor NELSON, tal como no ano passado. O pequeno IAGO monopoliza a atenção dos parentes e amigos da família, com uma vitalidade fora do comum, dançando, correndo, falando a toda hora, muito contente com os presentes que recebera. A mãe da KÁTYA EL MOUALLEN proporciona uma mesa farta de comida e bebida, preparada com carinho para oferecer aos convidados momentos de alegria e confraternização. Apenas sentimos a falta do vovô JOÃO, de quem o IAGO pergunta a todo momento, pois ele se exorbitou na comemoração da véspera de NATAL com os amigos e agora está dormindo a sono solto. Ficam marcantes a brincadeira do “amigo secreto”, a leitura de uma mensagem de NATAL, em reza com todos irmanados, dando as mãos, e o contentamento dessa Casa em comemorar a entrada da data natalina. Com a união KÁTYA-PAULO CÉSAR, fomos conhecer essa família e ela faz a vez daquelas datas que comemoramos nas casas de dona ESMERALDA (irmã da LUCINDA), dona ESMERALDA (mãe), MARGARIDA e também, algumas vezes, na nossa própria casa.
Deixamos a casa dos parentes do IAGO quando são 2 horas. Os cachorros e os gatos estão terríveis nesta noite. Durmo com tampão nos ouvidos, mas o JOÃO GOMES acordou na madrugada e foi obrigado a correr atrás de um gato “estrangeiro” que fez uma zoeira danada com os da MARLENE. Levanto por volta das 10 horas e o JOÃO está reclamando muito dessa situação.

NATAL de temperatura chegando aos 30 graus. Aproveito o sossego de casa para relembrar datas natalinas de outras épocas e de transcrever nas minhas memórias algumas delas no computador.
JOÃO GOMES mantém contato telefônico com o ANDRÉ, face problema mecânico no seu carro. Fica sabendo que seu amigo está com a mãe internada num hospital, com problemas pulmonais, ocasionados por um câncer. Ela está com mais de 80 anos.
Às 22 horas, chegam em casa o IAGO e a sua mãe KÁTYA. Até aquele momento estávamos em perfeita tranqüilidade. O “terremoto” movimenta todos. IAGO está com dois anos e cinco meses.

Milhares de pessoas foram hoje até a Avenida Nossa Senhora dos Remédios, em OSASCO, para receber um almoço oferecido há 24 anos para pessoas carentes pelo comerciante BERNARDINO DE COUTO ALVES, de 56 anos, sempre no dia de NATAL.

Uma tentativa de assalto seguida de tiroteio tumultuou, na noite de NATAL, a MISSA DO GALO que era realizada na Igreja NOSSA SENHORA DA CABEÇA, no bairro da PENHA, zona norte do RIO. Uma mulher que passava pelo local foi atingida por bala perdida, um assaltante foi morto e ouro, ferido.

Uma tragédia marcou a capital mineira, BELO HORIZONTE. Por volta das 6:30 horas, um menor de 17 anos, que aparentava estar embriagado, perdeu a direção do SUZUKI VITARA e atropelou dois garçons que acabavam de sair do serviço. Uma das vítimas, MARCO ANTÔNIO DA SILVA, 28 anos, teve a perna decepada pelo impacto do carro e acabou morrendo em decorrência da hemorragia. O outro garçom, DAMIÃO DE JESUS JÚNIOR, de 23 anos, está internado, em observação, no Pronto-Socorro JOÃO XXIII. A PM informou que, além do menor, outros quatro jovens estavam no carro.

Pelo menos 20 mil fiéis lotaram, hoje à tarde, o SANTUÁRIO DO TERÇO BIZANTINO, em INTERLAGOS, na zona sul da Capital. A MISSA DE NATAL começou às 18 horas e foi celebrada pelo bispo dom FERNANDO FIGUEIREDO e o padre MARCELO ROSSI.

A missa de NATAL da CATEDRAL DA SÉ, celebrada às 11 horas, pelo cardeal-arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, reuniu cerca de 900 pessoas. Mesmo quem não foi à PRAÇA DA SÉ especialmente para assistir à missa, acabou não resistindo e entrando na igreja.

Pela 18ª vez consecutiva, o piloto KLEVER KOLBERG passa o NATAL longe da família. Ele e o navegador LOURIVAL ROLDAN embarcam hoje para a cidade espanhola de BARCELONA, onde largam no dia 31, para mais um rali PARIS-DAKAR. “Este ano ainda conseguimos passar a noite do dia 24 no BRASIL”, comemora KOLBERG. Ele e LOURIVAL vão correr a bordo de um MITSUBISHI PAJERO FULL 3.8 V6. O RALI terá início no dia 31 e término no dia 16 de janeiro nas margens do LAGO ROSA, em DAKAR, no SENEGAL, após 8.956 quilômetros percorridos.

FALECEU uma das responsáveis pela contabilidade da cúpula do jogo do bicho no RIO na década de 1990, NORMA BECHEPECHE, aos 63 anos, de câncer no pulmão.  A ela era atribuída, pelo menos até meados da década de 1990, as três reuniões diárias em que são feitas as extrações da chamada loteria PARATODOS, o sorteio unificado que dá os resultados do jogo do bicho nas bancas. NORMA figurou em vários processos envolvendo os contraventores e ela sempre foi uma mulher discreta, característica essencial para quem guardava tantos segredos. Seu nome veio à tona com a apreensão dos livros de contabilidade da fortaleza do bicheiro CASTOR DE ANDRADE. Denunciada pela Procuradoria-Geral de Justiça com outros contraventores por formação de quadrilha, NORMA morreu sem ter sido condenada. O crime prescreveu em 2001; até o fim, NORMA se manteve fiel a PETRUS KALIL, bicheiro avesso à publicidade do mundo das escolas de samba, que construiu seu império em NITERÓI. NORMA ocupava uma cobertura de luxo no bairro mais elegantes da cidade e podia ser vista com o chefe em mesas de carteado do CLUBE GUANABARA.
 
Seqüestradores fizeram reféns, no IRAQUE, o magnata turco KAHRAMAN SADIKOGLU, o capitão de um de seus navios, e um motorista. O grupo exige o equivalente a 25 milhões de dólares para libertá-los. “Somos reféns desde o dia 23. Eles dizem que vão investigar nossas vidas”, afirmou SADIKOGLU em uma fita de vídeo divulgada pela TV da TURQUIA. O governo turco desencadeou uma operação para tentar resgatar o empresário. Ainda não se sabe a qual grupo pertencem os seqüestradores. Considerado um dos empresários mais ricos da TURQUIA, SADIKOGLU preside uma empresa com sede em DUBAI. Em 2003, ele venceu uma concorrência no valor de 25 milhões de dólares para resgatar 19 navios afundados no porto iraquiano de UMM GASR. Atualmente, o empresário preparava-se para participar de uma nova concorrência da Organização das Nações Unidas no valor de 90 milhões de dólares para retirar outros navios naufragados.

Com dificuldades por seu debilitado estado de saúde, o PAPA JOÃO PAULO II fez os menores sermões de NATAL de seus 26 anos de papado. Na noite de sexta-feira, o pontífice pronunciou um sermão de apenas oito parágrafos na MISSA DO GALO, celebrada na BASÍLICA DE SÃO PEDRO, no VATICANO. Hoje pela manhã, a sua tradicional bênção “URBI ET ORBI” (da cidade para o mundo), realizada na praça do VATICANO, também foi curta. “A paz é necessária em todo lugar!”, afirmou hoje em uma incomumente curta mensagem, acrescentando que pede ao menino JESUS para incentivar as tentativas de promover o diálogo e a reconciliação para sustentar os esforços de paz. “Penso na ÁFRICA, na tragédia de DARFUR, no SUDÃO, na COSTA DO MARFIM e na região dos GRANDES LAGOS. Com grande apreensão acompanho a situação no IRAQUE. Como posso não olhar com ansiosa e grande preocupação mas também com confiança invencível para aquela terra, da qual sou filho?”, disse o PAPA.

Uma série de ataques matou dezoito pessoas hoje entre as cidades sagradas xiitas de NAJAF e KERBALA. O chefe de polícia de NAJAF, GHALIB AL-JAZAIRI, disse que os mortos eram civis, mas a bomba na cidade de KHAN AL-NUS parece ter sido direcionada a um comboio militar dos EUA. Um intérprete iraquiano do Exército americano e sua mulher foram assassinados ao sul da cidade de MOSSUL, norte do IRAQUE.

Vestido com uma capa de chuva vermelha, calças justas e calçados de escalada, ALAIN ROBERT, o aventureiro conhecido como o HOMEM-ARANHA francês, desafiou o mau tempo e escalou hoje o prédio mais alto do mundo, o TAIPEI 101, na capital de TAIWAN. Em quatro horas, o intrépido francês atingiu o topo do edifício de 101 andares e 508 metros.
ALAIN ROBERT, de 42 anos, escalou muitas das mais conhecidas e altas estruturas do mundo, incluindo o EMPIRE STATE BUILDING, nos EUA, e a TORRE EIFFEL, na FRANÇA. ROBERT, em geral, faz escaladas sem autorização e tampouco usa aparelhos de segurança. Desta vez, entretanto, foi diferente. Ele usou cordas de segurança em toda a subida. Este foi um pedido dos administradores do prédio e uma necessidade decorrente das chuvas que atingem TAIPEI.

Nesta noite de NATAL, pela RECORD, assisto “JESUS DE NAZARÉ”, um filme dirigido por FRANCO ZEFFIRELLI, de 1976. No seu elenco estão ROBERT POWELL, ANNE BRANCROFT, ERNEST BORGNINI, JAMES MASON, LAURENCE OLIVIER, PETER USTINOV. Conta a história de JESUS em uma superprodução em que ZEFFIRELLI está a vontade para exercitar seus exageros em cenas que esparramam sentimentos.    

2 005   :   -    DOMINGO
Nostalgia é o termo certo para enfrentar este NATAL. Relembro com dor os natais passados, onde minha mãe sempre teve um lugar muito especial para mim. Ela se foi em 11 de maio de 2004, mas a saudade vai falar mais alto neste NATAL. Procuro remediar meus sofrimentos, sem causar problemas para os outros, pois isso é algo que não posso repartir com ninguém. No silêncio de minha biblioteca, revendo os natais passados, procuro entender a vida. Começamos o NATAL na residência de dona SORAYA e sr. NELSON, e seus familiares, tal como aconteceu no ano passado. Com a vinda do IAGO, filho do PAULO CÉSAR com a KÁTYA (filha de dona SORAYA), os laços de amizade com eles se estreitaram. Ontem tivemos o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR fazendo o papel de PAPAI-NOEL e encantando a criançada que estava na festa. O IAGO recebeu uma bicicleta das mãos do PAPAI-NOEL, mas não ficou sossegado enquanto a mesma não foi montada. Depois era só felicidade, percorrendo inúmeras vezes o quintal, dirigindo a bicicleta, até com relativa facilidade.
Respondo aos e-mails recebidos, principalmente do presidente GINO STRUFFALDI que elaborou um artigo contra a prepotência e a ignorância de ROBERTO DUAILIBI, “pau-mandado” da família CUTAIT. O JORGE, “assemelhado” da LUCINDA, vai comprar as revistas ISTO É e ÉPOCA no PARAVENTI, pois nas bancas por perto não achou. Leio os jornais e as revistas, procurando atualizar minhas memórias e imprimir a semana que passou. Isso faz com que o NATAL seja mais curto para mim. Afasto com isso os fantasmas do passado que estão me rondando desde ontem. 

O GINO me liga nesta tarde. Conversamos sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Diz ele que passou e-mails para várias pessoas, encaminhando o seu parecer sobre o artigo tendencioso de DUAILIBI. A sua resposta é a seguinte:
TÚNEL 9 DE JULHO.
As importantes e respeitáveis Instituições que o Sr. Duailibi classificou de “grupelhos” irão, certamente, dar-lhe adequada resposta. Como veterano de 32, registro apenas a sua malévola intenção de indispor contra nós, não só a laboriosa colônia árabe, como também os descendentes de italianos, os judeus e os negros, de vez que todos participaram do maior movimento cívico espontâneo ocorrido no mundo. Estou pensando nos tenente Mansur, sargento Elias Simão, cabo Haddad, soldado Chedid; nos tenente Mancini, sargentos Lupinacci e Melchioretto, cabo Pasini; e os negros, então? - Sargento corneteiro Victor, que gaguejava ao falar mas quando tocava no clarim o “Silêncio Argentino”, acredito que os anjos formavam, no céu, uma abobada para ouvi-lo; e o “Príncipe de Gales”, gigante de ébano cujo nome ninguém sabia, mas que distribuía simpatia como um verdadeiro príncipe; e Nhá Narcisa, cozinheira de mão cheia que fazia comidinha para todos,  especialmente para “meu filho branco” que era eu; todos eles numa fortaleza do litoral onde era necessário estar alerta para que a Marinha de Guerra, no silêncio da noite, não nos surpreendesse desembarcando em escaleres a remo, num costão de alguns quilômetros. E nas outras frentes? – E a  Maria Soldado, heroína negra maior? .- Todos trabalhando para a vitória da revolução constitucionalista. E os que, como eu, sobrevivem?  O engenheiro Abraão Yazigi, com 95 anos, o famoso locutor e político Nicolau Tuma, ainda mais idoso, o construtor Geraldo Marcondes, o professor Geraldo Pires, o comandante Alencar e muitos outros?
Na estimativa do Sr. Duailibi, somos todos skinheads, fomentadores de ódio racista. Só ele é o bom! Mesmo assim, está conduzindo uma ilustre família a um constrangimento que deveria ser evitado.  Gino Struffaldi – Combatente de 32.

Gino Struffaldi
RG 01-1388240-1 Minist Exército
Rua Joaquim de Almeida, 144
CEP 04050-010 – São Paulo – SP
Te. 5072-6783

Nas brincadeiras de NATAL, a MARLENE dá de presente para sua mãe o “ABRAÇOS DA BRUXA”. É um brinquedo onde uma bruxa toma conta de um caldeirão. Ali, nesse caldeirão, colocam-se balas. No momento em que alguém vai tirar uma bala do caldeirão da bruxa, esta estende os braços para pegar a pessoa, além de dar uma forte gargalhada. Telefonemas, visitas, enfim, o NATAL DE 2005 vai chegando ao seu final.


Domingo, 25 de Dezembro de 2005


Futebol
Estado de Di Stefano fica mais grave
25 de Dezembro de 2005


O estado de saúde do ex-jogador Alfredo di Stefano, maior nome da história do Real Madrid e do futebol argentino, se agravou neste domingo. De acordo com os médicos que cuidam do lendário craque, que hoje mora na Espanha, a condição de Di Stefano é preocupante, ainda que estável, e as próximas 48 horas serão decisivas para ele. Di Stefano tem 79 anos.
"Ele está no centro de terapia intensiva, ainda que seu estado tenha melhorado e ele esteja consciente", contou a médica Victoria de la Cueva, que trata do ex-jogador no hospital Sagundo, próximo de Valencia. "Di Stefano está acordado, lúcido e respirando bem sozinho", completou ela, que informou ainda que os exames indicaram que ele sofreu "um ataque cardíaco agudo". Nesta segunda, os médicos decidirão se ele está forte o bastante para ser submetido a uma cirurgia para colocação de ponte de safena.
História - Nascido na Argentina, Di Stefano defendeu o River Plate de Buenos Aires mas chegou ao seu auge no futebol ao ser contratado pelo Real Madrid. No time espanhol, conquistou oito títulos nacionais e cinco Copas dos Campeões (atual Champions League, o principal torneio europeu). Nas cinco conquistas européias, marcou gols. Foi eleito duas vezes o melhor jogador da Europa.
Conforme os historiadores do esporte, Di Stefano foi um jogador superior a Maradona, o principal ídolo da torcida argentina, mas jamais teve o mesmo reconhecimento que os outros grandes craques, como Pelé e o próprio Maradona. Muitos creditam isso ao fato de nunca ter feito sucesso numa Copa do Mundo, mesmo tendo defendido as seleções da Argentina, Espanha e Colômbia, onde também jogou.
São 22 horas e estou trabalhando no computador, registrando minhas memórias
811532132 10115731- plano para ser posto em prática amanhã durante a reunião da tarde. 

CASO VERDADE (REPRISE)
9184201 – 4 6115H4 (2 212Z2/ 17164)






Ainda assisto nesta noite em DVD – ASSALTO AO 13º DISTRITO POLICIAL. Uma história de corrupção no meio policial. Para “queimar arquivo”, policiais desonestos cercam uma delegacia para executar colegas seus e criminosos que ali estão presos, por saberem demais de suas vidas corruptas. Para conter o cerco, policiais e bandidos se unem. Muita violência e no final, o bem vence o mal.

O helicóptero BELL JET RANGER, prefixo PT-HJJ, caiu hoje de madrugada em um haras na Estrada LARA MONTE OLIVA, JARDIM MARACANÃ, em ATIBAIA. O piloto MÁRCIO JOSÉ BORBA DE MELO, de 36 anos, único a bordo da aeronave, morreu no local. Ele é morador da Capital e estava trabalhando para a RADAR SEGURANÇA LTDA. A aeronave decolou de CAMPO DE MARTE às 21:56 horas de ontem, levando um passageiro para o HARAS REOBOT, em ATIBAIA, e caiu quando voltava para SÃO PAULO, a uma distância de 200 metros do ponto de decolagem, dentro do próprio haras. O corpo do piloto e a aeronave só foram localizados por volta das 7 horas.

O prefeito JOSÉ SERRA participou hoje à tarde da cerimônia de Acendimento das Velas de CHANUCÁ, na avenida PAULISTA. A festa comemora a inauguração do TEMPLO DE JERUSALÉM e dura oito dias – de 25 de dezembro a 2 de janeiro. Usando o tradicional quipá sobre a cabeça, SERRA subiu em um guindaste e colocou uma vela simbólica no candelabro. O secretário das Subprefeituras, WÁLTER FELDMAN, acendeu a primeira vela de CHANUCÁ.    

O PAPA BENTO XVI pediu à humanidade que tenha um despertar espiritual no terceiro milênio, sem o qual “pode ser vítima dos êxitos de sua inteligência”, numa mensagem de NATAL pronunciada hoje do balcão da basílica de SÃO PEDRO. Em sua primeira mensagem de NATAL antes da bênção “URBI ET ORBI” (à cidade e ao mundo), transmitida pelas TVs do mundo inteiro, o PAPA afirmou: “o homem da era tecnológica pode ser vítima dos êxitos de sua inteligência e dos resultados de suas capacidades de ação, caso se deixe influenciar pela atrofia espiritual, pelo vazio do coração. Desperte, humanidade do terceiro milênio. A época moderna é regularmente apresentada como um período de despertar da razão, como a chegada da humanidade à luz, mas sem CRISTO. A luz da razão não é suficiente para esclarecer o homem e o mundo”, disse o PAPA BENTO XVI. “Deixando-se guiar pelo amor de CRISTO. A humanidade unida poderá enfrentar os problemas numerosos e preocupantes do momento: da ameaça terrorista às condições de humilhante pobreza em que vivem milhões de seres humanos, da proliferação das armas às pandemias, e a degradação do meio ambiente, que ameaça o futuro do planeta”, acrescentou. O PAPA disse que “DEUS se fez homem por amor da humanidade, apóia os que na ÁFRICA atuam a favor da paz e ao desenvolvimento integral”, citando em especial DARFUR e outras regiões da ÁFRICA CENTRAL. Na madrugada, o PAPA BENTO XVI fez um vibrante pedido “pela paz na TERRA SANTA” durante a MISSA DO GALO, a primeira de seu pontificado. O PAPA fez uma menção também às “crianças não nascidas”, em uma referência à posição contra o aborto da Igreja Católica. 

Foi anunciada na noite deste NATAL a morte da atriz norte-americana ARGENTINA BRUNETTI. Segundo informações divulgadas pela editora da atriz, que lançou recentemente sua autobiografia, BRUNETTI morreu na terça-feira, dia 20 de dezembro, enquanto dormia na casa de seu filho em ROMA, na ITÁLIA. Ela estava com 98 anos. ARGENTINA BRUNETTI participou de mais de 100 filmes. Mas o auge de sua carreira se deu mesmo nos anos 1940 e 1950. Em 1947, ela atuou ao lado de JAMES STEWART em “A FELICIDADE NÃO SE COMPRA”, de FRANK CAPRA, interpretando a sempre preocupada mulher do sr. MARTINI. Foi com esta atuação que as portas de HOLLYWOOD se abriram definitivamente para ela, nascida na ARGENTINA, mas naturalizada americana. No início dos anos 1950, por exemplo, ela trabalharia com DEAN MARTIN na comédia “SOFRENDO DA BOLA” e com DESI ARNAZ em “HOLIDAY IN HAVANA”. Mais tarde, na televisão, participaria de seriados como “OS INTOCÁVEIS” e “KOJAK”. Uma das suas últimas aparições foi no seriado “EVERYBODY LOVES RAYMOND”, exibido no BRASIL pelo canal SONY. Fora das telas, BRUNETTI foi uma das fundadoras da HOLLYWOOD  FOREIGN PRESS ASSOCIATON, responsável pelos prêmios GLOBO DE OURO. Em outubro, lançou nos EUA sua autobiografia, IN SICILIAN COMPANY.

Hoje foi um aniversário especial: da web. Fez 15 anos. No NATAL de 1990, um engenheiro britânico de 35 anos chamado TIM BERNERS-LEE pôs no ar a primeira versão compilada de um navegador da web. Era até um pouco mais que isso: navegador, editor de páginas e servidor, tudo para que pudesse funcionar. A suíte de programas foi testada até agosto de 1991, mais ou menos- e, desde então está lá. Algo como a web estava fadado a acontecer. Aquela época, virada dos anos 1980 para os 1990, foi o tempo em que os computadores pessoais mudaram radicalmente. Antes, a maioria deles funcionava por linha de texto, todo usuário era obrigado a decorar uma infinidade de comandos para digitar contra uma tela escura para fazer qualquer coisa: abrir um arquivo, apagar, salvar – tudo. Mas aí, puxado pelo MACINTOSH da APPLE, vieram WINDOWS 3 e, enfim, o 95, com direito a mouse, janela, ícones gráficos, computadores viraram coisas para todo mundo. A internet, no entanto, permanecia um sistema fechado, de comandos obtusos ao qual poucos tinham acesso.

2 006     :     -   SEGUNDA-FEIRA             1Q51 /222
Há quatro anos e cinco meses (25 de julho de 2202), nascia IAGO, fruto de um relacionamento do PAULO CÉSAR com KÁTHA. Adveio o conhecimento nosso com a família da KÁTIA, NELSON, dona SORAYA e seus parentes. Desde 2003, passamos a noite da véspera de NATAL com eles. Agora, quando 2006 chega ao seu final, também se repete esse costume. Relembro, com saudades, os dias natalinos que passei com minha mãe. Basta ler as páginas de minhas memórias para que tudo volte à mente.
Meu irmão CARLOS liga-me e, por telefone, conversamos sobre muita coisa que já aconteceu. Dá notícias de POÁ, uma cidade onde nasci e que agora tornou-se uma recordação cara. Fala da morte do senhor DUARTE, pessoa muito benquista na cidade e que durante muitos anos trabalhou para ele; de dona LILICA, afetada pelo MAL DE ALZHEIMER, vivendo agora numa clínica especializada.  
Na casa do NELSON e dona SORAYA nova festa. Aguardam a chegada da NORMA, que passou a véspera do NATAL em MINAS GERAIS. Deverá se submeter a uma operação nos próximos dias, devendo se internar amanhã. Uma recepção a ela está sendo preparada. Somos convidados a ir até a casa deles neste final de tarde. Como ainda tenho de imprimir um livro de minhas memórias neste dia, apenas a LUCINDA lá comparece.

O feriado de NATAL foi de muito sol na Capital. A temperatura máxima atingiu 31,5 graus, e a mínima apenas 20,4. Com isso, a pressão alta sofre alteração mesmo com remédio e me deixa em situação crítica, isto é, totalmente desanimado.

Um engenheiro civil de 48 anos foi morto ontem à noite em CAMPINAS, a caminho de casa de um parente, onde passaria com a família a noite de NATAL. Acompanhado dos pais, de um cunhado e de uma sobrinha, JOSÉ ÂNGELO JÓIA parou seu ECOSPORT num semáforo e foi atacado por dois homens armados que exigiam o carro. Ao ajudar o pai, de 83 anos, a sair do veículo, o engenheiro levou um tiro na cabeça. JÓIA – que era solteiro e não tinha filhos – passeava com o cunhado, de 57 anos, a sobrinha, de 25, e os pais para observar a decoração de NATAL nas ruas da cidade. Em seguida, se reuniriam para a ceia. Pouco depois das 22 horas, ele parou num semáforo na avenida PRINCESA D´OESTE, no JARDIM PARAÍSO, e foi surpreendido por dois homens armados que gritavam para que todos descessem do veículo. JÓIA saiu do carro e abriu a porta de trás para ajudar o pai a descer. Os ladrões atiraram e fugiram com o carro de JÓIA. Este, chegou com vida no hospital MÁRIO GATTI, mas morreu pouco depois de dar entrada no pronto-socorro.

Um adolescente ficou gravemente ferido após um incêndio em uma composição da CPTM com destino a ITAPEVI. A polícia não achou vestígios de artefatos explosivos no vagão, mas não descarta a hipótese do fogo ter sido originado por uma bomba. O último vagão do trem ficou destruído. Esse trem havia partido da estação JÚLIO PRESTES na madrugada. O adolescente WILLIAN COSTA DE SILVA, 16 anos, era o único ocupante do vagão. O jovem, que teve 70% do corpo atingido por queimaduras de 2º e 3º graus e uma fratura exposta no fêmur direito, conseguiu sair do trem pela janela. Até às 21:30 horas ele estava internado em estado grave no hospital Geral de ITAPEVI e corria risco de morte.

Morreu ontem vítima de complicações decorrentes de anorexia a jovem BEATRIZ CRISTINA FERRAZ LOPES BASTOS, 23 anos. Ela chegou a ser levada â Santa Casa de JAÚ, cidade onde vivia, mas não resistiu. Com 1,65 metros, ela pesava 35 quilos. Segundo LEANDRO MURGO, 26 anos, ex-namorado de BEATRIZ, ela foi diagnosticada como anoréxica em 2003, quando ficou internada por duas semanas. Ex-obesa, BIA tinha problemas de excesso de peso desde a adolescência. Ela chegou a pesar 100 quilos.

Um soldado da Polícia Militar foi morto a tiros em uma briga de bar em CUBATÃO. O assassinato aconteceu às 3:30 horas em um estabelecimento na Avenida NAÇÕES UNIDAS, no centro da cidade. O PM JOSÉ CARLOS LOUZEIRO DE AGUIAR, de 24 anos, se envolveu em um tumulto e foi baleado no peito. O PM LOUZEIRO estava de folga e não conseguiu sacar sua arma. Ele trabalhava no 21º BPMI. Foi socorrido e levado ao Hospital MODELO, mas não sobreviveu.

Uma briga de família terminou em morte na parte da manhã, em LEME, a 190 km de SÃO PAULO. EUFROSINO PEDRO FILHO, de 25 anos, passava o NATAL na casa da namorada, quando iniciou uma discussão com o cunhado. O irmão da namorada o atingiu com uma faca. A vítima foi atendida na Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a polícia, o agressor, TIAGO APARECIDO LANDGRÁS, de 21 anos, já tinha passagem por homicídio. Ele não foi localizado pela polícia.

Depois do drama pelo qual passou na quinta-feira, dia 21, quando seu marido foi flagrado com uma prostituta num motel, SUSANA VIEIRA encontrou conforto na família para passar o NATAL. Ela reuniu em sua casa a irmã, SUZANA, os filhos e os netos que vieram dos ESTADOS UNIDOS. De acordo com empregados que trabalharam hoje na casa da atriz, o NATAL foi animado: todos foram dormir quando o sol já estava aparecendo. SUSANA só acordou depois do meio-dia, mas não quis falar se vai se separar ou não.
No site de relacionamentos ORKUT, a traição de MARCELO SILVA é assunto nas dezoito comunidades dedicadas à atriz. Alguns fãs estão solidários e os mais revoltados pedem que o policial seja preso em BANGU 1.

A ETIÓPIA ampliou hoje a ofensiva militar contra rebeldes islâmicos da SOMÁLIA, ao bombardear os dois maiores aeroportos do país, enquanto tropas lutavam nas proximidades de BAIDOA. As forças etíopes apóiam o governo interino, reconhecido internacionalmente, da disputa com a União das Cortes Islâmicas, milícia que controla boa parte do país. Há temores de que a crise se torne um conflito regional que englobe a região do CHIFRE DA ÁFRICA.
Aviões etíopes lançaram duas bombas no Aeroporto Internacional de MOGADÍSCIO, recentemente reaberto após a tomada, em junho, da cidade pelos islâmicos. Ataques aéreos também atingiram o aeroporto de BALEDOGLE, 100 km a noroeste de MOGADÍSCIO.
Apesar de não haver estimativas confiáveis sobre as vítimas do conflito, fontes próximas à linha de combate calculam que mais de cem pessoas morreram hoje no país. Durante a semana, o governo interino já calculou em “centenas” o número de islâmicos mortos. Os milicianos também alegam ter matado centenas de adversários.

O PAPA BENTO XVI pediu hoje à humanidade, que já conquistou outros planetas e adora a tecnologia, que não presuma que possa viver sem DEUS. O pontífice denunciou que, apesar de tantas formas de progresso, “nesta época de abundância e consumismo desenfreado, continua-se morrendo de fome e pobreza, há escravidão, ódio racial e religioso, e terrorismo”. Diante disso, o PAPA ressaltou que “o homem precisa mais do que nunca de CRISTO”.
BENTO XVI fez essas declarações durante a tradicional MENSAGEM DE NATAL, pronunciada da sacada central da BASÍLICA DE SÃO PEDRO. Ele expressou sua “grande preocupação” com a situação no ORIENTE MÉDIO, na ÁFRICA e no IRAQUE, e defendeu abrir uma perspectiva de paz nas regiões. No dia do nascimento de CRISTO, o PAPA lembrou de todas as crianças atingidas por armas, pelo terrorismo e por qualquer tipo de violência, “em uma época em que se invoca o progresso, a solidariedade e a paz”. Ressaltou ainda o problema da imigração, os escravizados pelas drogas e pelo álcool, e “os que escolhem a morte achando que exaltam a vida”, uma\ alusão ao italiano PIERGIORGIO WELBY, vítima de uma distrofia muscular avançada, que há anos pedia a eutanásia e teve os aparelhos desligados na quarta-feira, e a quem foi negado um funeral católico.
O PAPA concluiu sua mensagem pedindo para que os homens abram o coração a CRISTO. “Não o temam, Ele é o Salvador do mundo”, disse. Após a\ mensagem, BENTO XVI deu a bênção URBI ET ORBI (para a cidade de ROMA e para o mundo) em 62 idiomas, na qual novamente a palavra “paz” foi a mais pronunciada. 

Dois anos após o tsunami de 26 de dezembro de 2004, que matou cerca de 250 mil pessoas em onze países asiáticos, a área ainda não está preparada para enfrentar tragédias naturais. Poucas bóias e marcadores de nível do mar projetados par alertar para uma nova tragédia foram instalados, apesar dos alertas de cientistas de que ondas gigantes podem ocorrer a qualquer momento na região. A maioria dos países na área não está preparada para emitir avisos para evacuar as suas regiões costeiras.

JAMES BROWN, o cantor que revolucionou o gospel e criou o soul music, morreu hoje, aos 73 anos, no EMORY CRAWFORD LONG HOSPITAL, em ATLANTA, cidade onde passou sua infância. BROWN foi hospitalizado com pneumonia e morreu em decorrência de um colapso cardíaco. O cantor iria se apresentar na noite do ano-novo em NOVA YORK. Ao lado de ELVIS PRESLEY e BOB DYLAN, BROWN, que esteve três vezes no BRASIL (1988, 1994 e 1999), foi um dos cantores de maior influência na música pop e no rock nos últimos 50 anos. Ele gravou mais de 800 canções, emplacando 17 delas no topo da parada, segundo o ranking da revista BILLBOARD.
Entre os astros do rock que assumiram a influência do estilo frenético de cantar e dançar do músico estão MICK JAGGER, vocalista dos ROLLING STONES, e MICHAEL JACKSON. Há, claro, outros discípulos do “pai do soul” que fizeram carreira se inspirando no músico, entre eles DAVID BOWIE, PRINCE e o grupo SLY AND FAMILY STONE, cujo estilo foi claramente marcado pela linha vocal e rítmica das interpretações de BROWN.
Ele foi, além de precursor, um defensor dos direitos dos negros, expresso em músicas como SAY IT LOUD – I´M BLACK AND I´AM PROUD (1968). Sua militância anti-racista começou nos anos 1960. Na época, negros eram chamados pejorativamente de “colored” nos EUA. A canção de BROWN apressou o processo de conscientização da população negra americana numa era marcada pela pregação de MARTIN LUTHER KING e outros mártires da causa. Mas, ao contrário de negros de formação universitária como KING, BROWN nunca estudou. Começou a vida colhendo algodão na CAROLINA DO SUL, em plena DEPRESSÃO americana, foi preso pela primeira vez ainda adolescente (por tentar roubar um carro) e teve inúmeros problemas com a polícia por envolvimento com drogas, brigas e assédio sexual. 
A história da vida de BROWN foi uma luta contínua contra a adversidade. Nascido na pequena cidade de BARNWELL, na CAROLINA DO SUL, foi criado no bordel de sua tia, engraxou sapatos e dançou para faturar alguns trocados nas ruas de ATLANTA, tentou ser lutador de boxe e jogador de beisebol, mas não escapou da fatalidade. Aos 16 anos, condenado e enviado a um reformatório, encontrou na prisão um aliado musical, o amigo BOOBY BYRD. Ele tinha um grupo de gospel e ambos gravaram há exatamente meio século o primeiro êxito de BROWN, PLEASE,PLEASE, PLEASE, que venceu um milhão de cópias.
O sucesso veio em 1962, quando BROWN apostou todas as fichas num disco ao vivo, gravado no templo da música negra, o APOLLO THEATRE. O investimento do próprio bolso teve excelente retorno e definiu um padrão: roupas extravagantes e muito balanço. BROWN passou, então, a tratar sua banda como um exército, impondo a seus músicos multas por atraso. Regrado no palco, fora dele levou uma vida marcada pelo consumo de drogas, agressões e períodos na prisão.
BROWN passou os anos 1970 e 1980 em extensas turnês pelos EUA, sempre fazendo shows em que perdia, no mínimo, um quilo a cada apresentação, tal o ritmo alucinante de canções como SEX MACHINE. Até recentemente, mesmo com a carreira em declínio e um câncer de próstata, sua agenda andava cheia.

2 007      :      -      TERÇA-FEIRA
Estréia hoje “OS PORRALOKINHAS”, que traz no elenco HELOÍSA PERISSÉ e LÚCIO MAURO FILHO e participações de FLÁVIO MIGLIACCIO, DENISE FRAGA e ANTÔNIO CALLONI.
O filme é dirigido por LUI FARIAS, que está de volta à direção cinematográfica após 20 anos sem filmar. FARIAS conta que não sentiu dificuldades para trabalhar com crianças em um filme especialmente dedicado a elas. O longa conta a história de um grupo de crianças com a ajuda do TIO MANECO (FLÁVIO MIGLIACCIO, revivendo o personagem que ficou famoso na década de 1970 no cinema e na TV), disputa a posse de um talismã com bandidos liderados por PIERRE CAIMAN (LÚCIO MAURO FILHO).
As filmagens aconteceram na região amazônica do MATO GROSSO, durante quatro semanas. A trilha sonora é assinada por DADO VILLA-LOBOS, que compôs com PAULA TOLLER a música “O BICHO PEGOU”.

Começamos o NATAL na casa do NELSON e SORAYA, irmanados com a KÁTYA, IAGO, JOÃO, MARLENE e os parentes e amigos da família. Ao romper o NATAL todos se cumprimentam, após uma oração feita de mãos dadas. A entrega de presentes do “AMIGO SECRETO” vai varar a madrugada. Não ficamos para a ceia, pois já tínhamos comido frutas e doces. Chegamos em casa depois das 2 horas.
Mas, por volta das 3:30 horas, acordo com problemas de pressão alta. Sou obrigado a tomar comprimidos para controlar a mesma. Aí, vou até às 10:30 horas. Recebemos alguns telefonemas de pessoas que lembram de nós nesta data. Por volta das 14 horas, novamente retornamos à casa da SORAYA e NELSON. Praticamente encontramos as mesmas pessoas que ali estavam ontem. Também o pai da SORAYA está presente, o senhor TUFIK. Ele gosta de contar histórias sobre o LÍBANO. Durante horas TUFIK relembra episódios de sua formação profissional. Faz questão de demonstrar sua condição de muçulmano.

Revendo e-mails mandados, um deles é do CAPITÃO ANDRÉ LUIZ. Cumprimenta-me pelo meu aniversário (que transcorrerá dia 27).
Por estar viajando para Brasília dia 27 Dez, antecipo-me em prestar, já no dia de hoje, 25 de dezembro, os mais sinceros parabéns ao prezado amigo pela passagem do seu aniversário, desejando-lhe muita saúde, paz e realizações, na esperança de, em 27 de dezembro de 2008, poder novamente ter a grata satisfação de abraçá-lo, mesmo que virtualmente, com a ajuda na nossa internet! até breve!! Cap ANDRÉ DIAS.

Nunca mais o NATAL será o mesmo para mim, apesar da conformação exigida pelo tempo. É que NATAL representava a união de minha família. Depois da morte de meu pai isso perdeu uma parte de seu sentido. Mas quando perdemos dona ALICE então a coisa piorou muito. Procuramos “esquecer” os maus momentos, mas a realidade é que ela não está mais entre nós e, portanto, nunca mais será o mesmo NATAL de sua vida. 

Um incêndio atingiu o subsolo do prédio dos ambulatórios do HOSPITAL DAS CLÍNICAS (HC) na região central de SÃO PAULO, no final da noite da véspera de NATAL. A fumaça subiu para os outros andares, assustando funcionários e 16 pacientes que ocupavam o 9º andar, onde funciona o centro cirúrgico e o pós-operatório. No total, mais de 200 pacientes foram afetados pelo acidente.
A maioria dos doentes, sem conseguir andar, teve que ser transferido para outras unidades do HC e para a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. O ambulatório deverá reabrir no dia 26 para atendimento de emergência e remarcação de cerca de duas mil consultas e cirurgias que já estavam agendadas.
Segundo o CORONEL PM JOÃO DOS SANTOS DE SOUZA, do CORPO DE BOMBEIROS, houve um curto-circuito num duto de energia elétrica no subsolo. “Saiu muita fumaça. Ali, havia equipamentos que tinham óleo”, explicou o coronel.
Com 33 viaturas enviadas ao local, os bombeiros ajudaram na remoção dos pacientes do 9º andar. Por medida de segurança, alguns andares de unidades vizinhas também foram evacuados às pressas.

Policiais militares reforçam o patrulhamento em torno do Hospital SOUZA AGUIAR, no RIO, onde, desde ontem, está internado o traficante RÓBSON ANDRÉ DA SILVA, o “ROBINHO PINGA”, de 33 anos. O bandido tem um tumor no cerebelo e está sendo submetido a uma bateria de exames neurológicos para que se possa atestar oficialmente sua morte cerebral. No dia 27 de novembro ele havia sido transferido da Penitenciária Federal de CATANDUVAS, no PARANÁ, para se tratar da doença no RIO.
Hoje, o traficante passou mal no Hospital Central Penal de GERICINÓ e teve que ser transportado para o SOUZA AGUIAR. Ele está sedado e a dosagem de medicamentos está sendo reduzida para a realização de exames.

O guarda-civil MARCOS ROBERTO PRETEL VIANA, de 36 anos, foi morto com três tiros dentro de um mercado, no bairro SANTA MARIA, em SÃO CAETANO DO SUL, na região do ABC. O crime aconteceu às 17 horas de ontem, véspera de NATAL. VIANA estava de férias e fazia bico como segurança no estabelecimento. A vítima trabalhava há seis anos na Guarda Municipal de SÃO CAETANO.
A Polícia Militar prendeu em flagrante o ajudante WALLAN DANIEL GODÓI, de 19 anos, acusado de matar o guarda. O suspeito foi encontrado escondido em uma construção nas proximidades do Mercado SANTA MARIA, onde ocorreu o crime. GODÓI teria tentado assaltar o estabelecimento. Com medo de ser identificado, o guarda VIANA teria tentado fugir do mercado e, por isso, levou os tiros nas costas.

Uma brincadeira de criança terminou em tragédia duas horas antes da ceia de NATAL, na noite da segunda-feira, num condomínio de classe média baixa, em GUARULHOS. Uma criança morreu ao ser atingida por um estilhaço de lata de milho, que foi destruída pela explosão de uma bombinha, na quadra do condomínio, na Rua ANDORINHA, bairro PARQUE CONTINENTAL.
ABNER DA SILVA ROSA, de 8 anos, era um dos que brincava de soltar bombinhas com a garotada, algumas delas detonadas dentro de latas de cerveja e de milho. Um dos recipientes explodiu e o estilhaço acertou o pescoço do menino.   

A mensagem de NATAL do PAPA BENTO XVI foi marcada por um apelo pela paz mundial e pelo desejo de que a data que lembra o nascimento de CRISTO levasse consolo aos injustiçados. Na tradicional mensagem e bênção natalina “URBI ET ORBI” (à cidade e ao mundo), o PAPA falou da sacada à praça SÃO PEDRO, no VATICANO, onde centenas de fiéis se aglomeravam hoje pela manhã para ouvi-lo.
“Neste dia de paz, o pensamento se volta sobretudo aonde soam os ruídos das armas”, disse BENTO XVI, pedindo para que os governos achem uma “solução duradoura” para encerrar os conflitos no planeta, relata o diário “LA REPÚBBLICA”.
BENTO XVI afirmou que as principais vítimas dos confrontos armados, do terrorismo e da violência são as crianças, as mulheres e os idosos, segundo o jornal “CORRIERE DELLA SERA”. O PAPA desejou paz “ao ORIENTE MÉDIO inteiro, em particular ao IRAQUE, ao LÍBANO e à TERRA SANTA”, além de AFEGANISTÃO, PAQUISTÃO e DARFUR, entre outras áreas em que há enfrentamentos políticos e/ou étnicos.
O PAPA alemão mencionou ainda o ambiente, afirmando que a quantidade de emigrantes, refugiados e desabrigados “tem crescido em razão dos freqüentes desastres naturais”, causados muitas vezes por “alarmantes alterações ambientais”.
“O MENINO JESUS”, disse BENTO XVI, “incute nos governantes a sabedoria e a coragem para procurar e encontrar soluções humanas, justas e  duradouras” para esses problemas todos. “Que os indivíduos e as nações não temam acolhê-lo”, completou.
O PAPA também afirmou que o NATAL leva consolo aos que vêm “negadas suas legítimas aspirações a uma existência mais segura, à saúde, à educação, a uma ocupação estável, a uma participação mais plena nas responsabilidades civis e políticas”, conta o “LA REPUBBLICA”.
Ainda segundo o diário italiano, o PAPA desejou feliz NATAL em 63 idiomas, um a mais do que no ano passado – o guarani.
Na véspera, durante a MISSA DO GALO, BENTO XVI havia expressado sua preocupação diante “das condições em que se encontra hoje a Terra, devido à utilização abusiva dos recursos e de sua exploração egoísta e imprudente”. A missa, que foi transmitida por 88 redes de televisão de 66 países dos cinco continentes, começou com o anúncio do nascimento do SENHOR.    

Após uma semana de relativa calma, dois ataques suicidas deixaram pelo menos 35 mortos no IRAQUE. Na cidade de BAIJI, 250 km ao note de BAGDÁ, um caminhão-bomba matou 25 iraquianos e feriu mais de 80 – na maioria, civis que faziam fila para comprar gás. O motorista do veículo o explodiu logo após ser impedido de entrar no complexo de uma das maiores refinarias de petróleo do país.
Em BAQUBA, a 60 km da capital, dez pessoas foram mortas quando um homem-bomba detonou os explosivos que carregava durante um funeral de dois muçulmanos sunitas (pai e filho) mortos, acidentalmente, por tropas americanas durante uma ofensiva.
Em um terceiro atentado, ocorrido na cidade de MOSSUL, o comboio do governador da Província de NÍNIVE, DURAYID KASHMOULA, foi atingido pela explosão de uma bomba. O governador saiu ileso do ataque, mas um motorista e um segurança do comboio ficaram feridos.

2 008      :      -     QUINTA-FEIRA              HQNBNC  - 182132 91203141
Pura nostalgia nesta manhã. Leio minhas memórias e revejo os natais passados. Podemos dividi-los em épocas bem diferenciadas: antes e depois da morte de minha mãe, principalmente. Isso porque sempre passei essa data em sua companhia, na cidade de POÁ, até a sua morte, em 2004, aos 95 anos, em 11 de maio. Depois dessa data não havia mais motivo para passar o Natal na cidade onde nasci. Surge então a família do NELSON e da SORAYA, unida a nós pelo nascimento do IAGO, justamente há seis anos e cinco meses.
A madrugada do Natal de 2008 vai nos encontrar também na casa do NELSON e da SORAYA. Justamente a meia-noite, estamos de mãos dadas fazendo votos para o natal e um balanço do ano que está terminando. O NELSON fala em “peneira” por diversas vezes. Ele quer dizer com isso que selecionou suas amizades em 2008. Não especificou as necessidades dessa “peneira” e também não o inquirimos sobre isso. Mas notamos que hoje as pessoas que estão passando a data conosco são outras. Há muito calor humano e muito sentimento de humanidade neste natal. Retornamos para casa depois das duas horas da madrugada. Ainda assisto o final da MISSA DO GALO, rezada pelo PAPA BENTO XVI. Não estou com sono. Lembranças de minha adolescência, de natais passados com minha mãe, enfim, um quadro de recordações volta à mente. Assisto mais uma vez o filme “CASA DE AREIA”, com FERNANDA MONTENEGRO e FERNANDA TORRES. 
Levanto tarde e leio jornais e, depois, no computador, as mensagens de meus amigos. Entre elas a do CLAUDOVINO:
CLAUDOVINO – MENSAGEM RECEBIDA EM 25 DE DEZEMBRO DE 2008.
Repasso.
Concordo que somos incompetentes e acho que nossa incompetência começou em abril de 1.500, portanto há quase 509 anos.
Mas sei, também, que aquilo que o petista analfabeto fala não se deve levar em conta, pois ele não passa de um pretensioso idiota, desmiolado e débil mental de dois neurônios só.
Hoje, à meia noite, quando Papai Noel esvaziar seu saco de presentes poderia colocar esse cachaceiro dentro do saco e leva-lo como presente nosso ao Senhor Capeta lá  nas profundas dos Infernos para todo o sempre.
Aliás, como o saco do Papai Noel não tem fundo (cabe TUDO dentro do saco), para que o sapo metido a sapientíssimo não fique sozinho nas profundas poderia também ensacar toda a petrallhada junto com elle.
   Amigos,as,
      E agora FF AA, como é que vamos sair desta ? Um petista analfabeto tenta fazer aquilo que os nossos generais nem sonhavam ....!!!!!
      Se for prá valer, como é que poderemos olhar para o passado sem sentir vergonha da nossa inoperância ????
       Vamos começar a fazer a nossa autocrítica e confessar nossa incapacidade e desinteresse para encarar a realidade onde estivemos mergulhados por tanto tempo.
       O tempo dos Regimentos de Cavalaria Montada, Regimentos de Obuses Hipomóveis, Artilharia de Dorso, Fuzil Mauser Modelo 1908, Infantaria a Pé, Artilharia de Costa Motorizada, Fortalezas de Artilharia de Costa incapazes de dar um tiro ( mas refúgio de preguiçosos ) foi o tempo em que fomos formados e ainda contamina a nossa cultura profissional.
        Fomos incompetentes, por toda a nossa vida militar, de formular um Planejamento Estratégico do tamanho do Brasil.
      Resultado? O Brasil cresceu e ficamos pequenos.
      Mas sempre tivemos generais em número correspondente a um Exército de um milhão de homens !!!!!
      Não vão faltar as críticas dos descontentes, incrédulos, inoperantes e incapazes.
       Sempre fomos assim. Não vai mudar agora.
       Será que não vai mesmo?
       Flavio   cel Ex Refo Tu AVAÍ

_Política quarta-feira, 24 de dezembro de 2008, 07:22 | Online
Acordo com a França faz Lula falar em 'potência militar'
AE - Agencia EstadoTamanho do texto? A A A ARIO - Ao cimentar a parceria privilegiada entre Brasil e França na área da Defesa, com a assinatura de dois acordos que podem somar US$ 8,3 bilhões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou seu objetivo de fazer do País uma potência militar - ao menos em termos regionais. Em discurso ao final da assinatura desses compromissos bilaterais, ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, Lula disse que a capacidade militar é a condição inexorável? para que um país ?se transforme em uma potência e seja respeitado no mundo inteiro.
É preciso que o Brasil assuma a grandeza que Deus lhe deu quando criou o mundo e que os nossos diplomatas nos deram quando fizeram a divisão do espaço geográfico, no século passado?, afirmou Lula. ?É preciso que a gente tenha clareza de que dar importância às Forças Armadas significa dotar o Brasil de conhecimento tecnológico. É exatamente isso que a França oferece ao Brasil.?
Lula deixou claro que o ambicionado poderio militar brasileiro não terá vocação para o ataque. Didático, demonstrou a necessidade de defesa de um ?País que tem a coragem e a capacidade de dizer não? e que conta com a Amazônia, com reservas de petróleo na sua plataforma continental, com 8 mil quilômetros de costa marítima e com boa parte da água doce do mundo. Conforme destacou, um país como esse ?não pode prescindir de estar altamente preparado? para a defesa.
Um Brasil poderoso será um elemento de estabilidade no mundo?, afirmou Sarkozy. Queremos que o Brasil possa ascender à governança mundial, queremos que a liderança do presidente Lula seja compreendida, assim como a nossa mensagem em favor da refundação do sistema financeiro global?, acrescentou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.--
Flavio Figueiredo Jorge de Souza
Cel Ex Art Refo
Flaviofjs@yahoo.com.br
Flaviofjs2@gmail.com
O DIÁRIO DE SÃO PAULO publica “Nesta época do ano, a dor da perda parece que é ainda maior”. Apesar do sofrimento, ANA CRISTINA PIMENTEL, mãe de ELOÁ, diz que não sente raiva de LINDEMBERG, assassino de sua filha.
Hoje é um dia de tristeza para a família da estudante ELOÁ CRISTINA PIMENTEL, a adolescente assassinada pelo ex-namorado em outubro após ficar 100 horas refém. ANA CRISTINA diz sentir muita saudade da filha e que, se já não comemorava o Natal por motivo religioso, agora menos ainda. “Tinha tudo e, de repente, fiquei sem nada. Mas ainda acho que tudo é apenas um sonho e que vou acordar”. Nove quilos mais magra, ANA CRISTINA vive à base de calmantes e com acompanhamento psicológico. Fala de suas mágoas, dos filhos e do marido, que ainda foge da polícia alagoana. Diz que não odeia o matador de sua filha, LINDERBERG ALVES FERNANDES, com quem se reencontrará no próximo dia 8 de janeiro durante audiência na Justiça.  

Após algumas horas de repouso na tarde, LUCINDA acorda-me para irmos à casa do NELSON e da SORAYA. Estão reunidas diversas pessoas convidadas por eles para o almoço do Natal. Nas conversas com dona SORAYA relembro o Natal de 1966, uma época de grande incerteza na minha vida. Transferido para GUARULHOS naquele ano, a pedido do CAPITÃO JAYR OLIVEIRA MOURA MORAIS, tivemos um trabalho árduo na montagem da SEGUNDA COMPANHIA INDEPENDENTE, embrião do 15º BPMM (um dos batalhões da cidade). Em 1966, a então Força Pública tinha em GUARULHOS apenas uma companhia (a terceira do 10º BPM, batalhão este sediado em SANTO ANDRÉ). Em 15 de dezembro de 1966 fui promovido ao posto de 1º Tenente e era Chefe da FIF da nova Companhia Independente. São quarenta e dois anos transcorridos e a SORAYA relembra que ela estava também chegando à cidade e tinha apenas dez dias de residência aqui. Essas coisas acontecem de uma hora para outra. Um turbilhão de fatos do passado ressurgem lá do sub-consciente. Durante todos esses anos procuro esquecer por completo o drama do primeiro e infeliz casamento. Mas hoje não há como espantar o fantasma do passado. É um ponto delicado deste NATAL. Não queria remoer feridas já cicatrizadas.

Tradicionalmente o fim de ano é época de encontrar os amigos, comer peru e panetone, dar presentes, estourar champanhe e...assistir ao Especial de ROBERTO CARLOS. Só que na 34ª edição do programa, que vai ao ar nesta noite, na GLOBO, o REI deixa de lado o azul e o branco. Vestindo um terno creme, ele recebe CAETANO VELOSO, ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, NEGUINHO DA BEIJA-FLOR e RITA LEE.
O show – gravado no dia 11 de dezembro, numa HSBC ARENA lotada, no RIO – começa com ROBERTO CARLOS cantando “EMOÇÕES”. Pouco depois, o anfitrião da noite recebe a dupla ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO para entoarem juntos “A DISTÂNCIA”, “O PORTÃO” e “CHEGOU A HORA”. O segundo convidado a se apresentar é NEGUINHO DA BEIJA-FLOR, que compara a felicidade de cantar ao lado do REI ao nascimento de sua filha: “É a mesma emoção”. O sambista solta a voz em “NEGRA ÂNGELA” e “EU e ELA” para, depois, chamar ao palco a bateria da escola de NILÓPOLIS com o MESTRE PAULINHO, que dá a ROBERTO a honra de comandar os ritmistas.
Última apresentação da noite, RITA LEE – com seu filho BETO e o marido ROBERTO DE CARVALHO – faz com o REI um pout-pourri com rocks dela e dele. O ponto alto é quando canta: “ROBERTO, você me dá água na boca...”, uma brincadeira com os versos de “MANIA DE VOCÊ”.

O feirante RODOLFO DA SILVA SOARES, de 16 anos, caiu no Córrego ITUPU, no JARDIM ÂNGELA, durante o temporal que desabou sobre a cidade na noite de ontem e foi arrastado pelas águas. O rapaz foi levado pela enxurrada quando se aproximou do córrego, passando mal. Na véspera de Natal, a tempestade de quatro horas deixou 21 mil residências sem energia, provocou a queda de árvores e o desabamento parcial de três residências na região do IPIRANGA, também na zona sul, além de causar 18 pontos de alagamento.
RODOLFO é apontado pela família como um garoto que não tinha hábito de ingerir bebida alcoólica. Mas, na véspera de Natal, com amigos, bebeu mais do que podia. Ele estava na Avenida NOVA ARCÁDIA, altura do número 18, quando se sentiu mal. Eram 21 horas. O combinado era o de se reunir com a família para a ceia, na casa dos pais, a poucos metros dali. RODOLFO se aproximou do ribeirão para vomitar. Um amigo que o acompanhava viu que ele tropeçou em um pedaço de madeira e ser arrastado para dentro do córrego sem que pudesse segurá-lo.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pelo rapaz às 10 horas. A principal dificuldade era o fato do córrego seguir sentido a uma mata fechada na região da Reserva de GUARAPIRANGA. As buscas foram interrompidas no início da noite e deverão ser retomadas amanhã cedo.

Três meninos, de 8,9, e 10 anos estão desaparecidos desde a última terça-feira na VILA RÉ, zona leste da capital. Eles foram vistos pela última vez brincando dentro de um córrego da Avenida TIQUATIRA. Logo depois, uma forte chuva atingiu a região. Os três não sabiam nadar. Desoladas, as mães pedem por informações. O desaparecimento dos três meninos mobilizou os vizinhos da VILA RÉ. Solidários, ajudaram as famílias dos garotos em uma caminhada, hoje, dentro do córrego onde os jovens foram vistos pela última vez.

O NATAL foi mais feliz em PERUS. Cerca de dez mil pessoas participaram de um almoço servido por uma igreja evangélica. Para muitos foi a chance de garantir a refeição do dia, mas também de não ficar sozinho e confraternizar, mesmo que com desconhecidos. Foram servidos quinze toneladas de comida e 1.200 litros de refrigerantes. Ao todo, mil voluntários trabalharam no preparo do grande almoço.

Cerca de 1.200 pessoas participaram da MISSA DO GALO na CATEDRAL DA SÉ. A estimativa é da administração da catedral que, ao contrário da maior parte das paróquias da capital, mantém a tradição de realizar a cerimônia a partir da meia-noite. “Esta missa é a que abre, para nós, católicos, o Natal. Há um significado muito profundo em ela ser realizadas nesse horário. Porque é do escuro e do silêncio que emerge o brilho divino e DEUS nos fala”, afirmou o bispo auxiliar de SÃO PAULO, dom PEDRO LUIZ STRINGHINI, que esteve presente à cerimônia celebrada pelo arcebispo de SÃO PAULO, CARDEAL DOM ODILO SCHERER.

Uma mulher morreu e outras duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, em um acidente envolvendo oito carros, um ônibus e uma ambulância na VIA DUTRA, altura de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 85 km da capital, no final da madrugada de hoje. A rodovia permaneceu bloqueada enquanto as vítimas eram socorridas. O Corpo de Bombeiros terminou o resgate às 6:50 horas. Apesar do bloqueio, não houve trânsito lento.

Depois de mobilizar toda a cidade de JANDIRA, na GRANDE SÃO PAULO, em torno do desaparecimento de POLIANA CRISTINA DE CASTRO, de 8 anos, a mãe e o padrasto da menina foram presos acusados de assassiná-la a facadas. A prisão ocorreu ontem, véspera de Natal, depois que o corpo da criança foi encontrado e o padrasto confessou o crime. A mãe jura inocência, e diz que não sabia de nada. A menina estava desaparecida desde a noite do dia 20, sábado. Na ocasião, a cantora JOSELI DE CASTRO, de 28 anos, e o ajudante JOEL MUNIZ DE OLIVEIRA, de 25, foram à delegacia para registrar o sumiço de POLIANA. A mãe contou que, por volta das 21 horas, a menina foi esperar o padrasto no portão, que havia ido comprar uma pizza. Quando JOEL entrou em casa, sem a menina, o casal diz ter percebido que ela havia sumido.
Um homem de 56 anos, que cortava capim em um terreno baldio da rua FRANCISCO JOSÉ LAGO, no bairro SAGRADO CORAÇÃO, encontrou o corpo em estado de decomposição e chamou a policia militar. Na delegacia, JOEL acabou confessando o crime. Ele disse que a criança atrapalhava o casal e dava muito trabalho. Por isso, ele e a mulher resolveram se livrar dela. Sua mulher arrumou a faca usada no crime e ajudou a matá-la. Ele deu duas facadas no pescoço da enteada e jogou o corpo no matagal. A arma do crime não foi localizada.

Vinte detentos fugiram do Centro de Progressão Continuada de MONGAGUÁ, a 99 km da capital, ontem. Até o início da noite nenhum detento havia sido recapturado, segundo a PM da cidade. Os presos estavam no regime semi-aberto da penitenciária. A fuga aconteceu após os presos simularem uma confusão dentro do refeitório da unidade. Para escapar, os presos pularam uma janela e passaram por alguns alambrados, que dividem as unidades, até chegarem ao portão da unidade. Armados de madeiras e ferros, os detentos arrebentaram ainda o alambrado que dá acesso para a rua e fugiram em direção à mata.

O NATAL foi um pouco menos solitário para FÁBIO ASSUNÇÃO este ano. Internado na clinica GREENWOOD, em ITAPECERICA DA SERRA, a 35 km de SÃO PAULO, o ator recebeu dois presentões. Um deles foi a presença da namorada, a empresária KARINA TAVARES, que teve autorização especial dos médicos para visitá-lo. O outro foi enviado pelo elenco de “NEGÓCIO DA CHINA”. O grupo produziu um cartão de Natal gigante, cheio de assinaturas e mensagens de apoio. Além da turma da novela das seis, nomes como ADRIANA ESTEVES e TONY RAMOS também fizeram questão de pôr o nome na lembrança. Internado há dois meses, ainda não há previsão para que FÁBIO receba alta. No entanto, os médicos asseguram que ele está se recuperando e respondendo bem ao tratamento de desintoxicação.

Um atirador vestindo uma fantasia de Papai Noel abriu fogo, ontem à noite, em uma casa no subúrbio de LOS ANGELES, deixando pelo menos seis mortos e ferindo um número desconhecido de pessoas. Horas depois, o homem – identificado como BRUCE JEFFREY PARDO, de 45 anos – se matou. Suspeita-se que o motivo do crime seja passional. “Ele estava passando por algum tipo de problema conjugal e acreditamos que a casa atacada seja de algum parente”, afirmou o TENENTE PAT BUCHANAN. Inicialmente foram encontrados três corpos dentro da residência – que pegou fogo momentos depois do ataque.
A polícia afirmou que “muitos outros corpos” foram encontrados no local, mas não revelou um número específico nem a identidade das vítimas. “Temos múltiplos corpos lá dentro”, afirmou o investigador ED WINTER, da delegacia do condado de LOS ANGELES. “Eles estão carbonizados”. Segundo investigadores, cerca de 30 pessoas estavam na casa ontem à noite comemorando o NATAL quando o homem fantasiado de Papai Noel tocou a campainha.
O corpo de PARDO foi encontrado hoje pela manhã na casa de seu irmão. De acordo com a polícia, ele se matou. Detalhes sobre sua morte não foram divulgados. O massacre na casa em COVINA, a 40 km de LOS ANGELES, assustou a vizinhança, constituída em sua maioria por idosos e aposentados. A região é freqüentemente utilizada como locação para filmes e séries de TV.

O presidente da FRANÇA, NICOLAS SARKOZY, e a primeira-dama CARLA BRUNI tiveram uma experiência diferente no início da tarde. Eles foram à praia de ITACAREZINHO, vizinha ao Resort TXAI (em ITACARÉ, a 436 km de SALVADOR), onde estão hospedados desde terça-feira, dia 23, quando dezenas de ovos de tartarugas eclodiam num dos cerca de 20 ninhos protegidos por barreiras. O casal acompanhou o nascimento das tartarugas. Ontem à noite o casal SARKOZY e seus acompanhantes tiveram uma ceia natalina especial, numa ala isolada da sala de convivência do hotel de luxo, onde foi servido peru assado. 

O primeiro-ministro de GUINÉ, AHMED SOUARE, e outros 30 membros do governo entregaram hoje oficialmente o poder para o grupo do Exército que deu um golpe de Estado após a morte do presidente LANSANA CONTÉ, na segunda-feira, dia 22. “Estamos à sua disposição”, disse SOUARE ao líder do grupo amotinado, CAPITÃO MOUSSA CAMARA, na rádio estatal. Após o anúncio, CAMARA disse que os ex-líderes estavam livres para partir. O premiê deposto não é visto em público desde o anúncio do golpe, mas dizia estar no poder até o pronunciamento de hoje. Na capital do país, CONAKRY, uma multidão recebeu CAMARA, que realizou uma parada militar até o palácio presidencial. O capitão declarou-se líder interino do país e disse que realizará eleições em 2010. Instalado no poder, o novo líder declarou que pretende restabelecer a ordem institucional em GUINÉ e combater a corrupção.

Dezenove pessoas morreram na véspera de Natal depois que uma forte explosão destruiu um prédio residencial de cinco andares na península da CRIMÉIA, no sul da UCRÂNIA. Outras 15 vítimas estão desaparecidas, segundo o Ministério de Situações de Emergência. Especula-se que o acidente foi causado por uma bomba de oxigênio. No sótão do edifício funcionava, sem autorização, uma oficina com materiais explosivos. Outra hipótese é vazamento de gás.

O PAPA BENTO XVI disse hoje em sua tradicional mensagem de Natal – URBI ET ORBI (para a cidade e para o mundo, em latim) – que a humanidade caminhará para a ruína se o egoísmo for mais forte que a solidariedade durante tempos de crise econômica mundial. O pontífice defendeu ainda o diálogo para “encontrar soluções justas e duradouras para os conflitos”, que atormentam o Oriente Médio, mas decepcionou as expectativas dos que esperavam que ele confirmasse a viagem à TERRA SANTA (JORDÂNIA, ISRAEL e territórios palestinos) em maio.


A cantora, bailarina e atriz EARTHA KITT morreu hoje, aos 81 anos, em CONNECTICUT, ESTADOS UNIDOS, em conseqüência de um câncer de cólon. Conhecida como “gatinha sexual”, EARTHA foi uma das artistas americanas mais versáteis. Ficou mundialmente conhecida como a MULHER-GATO da série de TV BATMAN, sucesso dos anos 1960. Foi indicada a três prêmios EMMY e venceu dois. Foi indicada ainda a dois prêmios TONY e dois GRAMMY. Entre suas canções mais conhecidas estão CÉST SI BOM, LET´S DO IT e JUST NA OLD FASHIONED GIRL. 

O pintor espanhol JOAN ABELLÓ, conhecido tanto por sua obra como pela importante coleção de arte que reuniu durante sua vida, morreu nesta quinta-feira, um dia antes de completar 86 anos. JOAN ABELLÓ I PRAT começou jovem na pintura, influenciado pelas obras de JOAQUIM MIR. Assim como outros artistas do século XX, realizou exposições em LONDRES, BÉLGICA e PARIS, entre outros lugares, e nos anos 1970 voltou a trabalhar em sua localidade natal, MOLLET DEL VALLÉS, na província de BARCELONA, onde fundou em 1999 um museu com seu nome. Também não deixou de explorar novas paisagens em viagens pela EUROPA, ÁFRICA e BRASIL.

O jornalista americano ALVAH H. CHAPMAN JÚNIOR, ex-presidente do jornal “THE MIAMI HERALD”, morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos. Ele morreu de pneumonia em casa, em MIAMI. CHAPMAN sofreu nos últimos anos com o MAL DE PARKINSON, que lhe causava vários ataques. Em um deles, em março, fraturou o quadril. A partir de então, sua saúde só piorou.
CHAPMAN começou cedo no meio jornalístico. Seu pai e avô foram donos e editores de vários jornais na FLÓRIDA e GEÓRGIA. CHAPMAN tornou-se presidente do “THE MIAMI HERALD” em 1969. Em 1974, ajudou a orquestrar a fusão da KNIGHT NEWSPAPERS e da RIDDER PUBLICATIONS, a maior transação do setor da mídia até então.
A companhia resultante – KNIGHT RIDDER – tornou-se um conglomerado com mais de 30 publicações periódicas. Em conseqüência desse trabalho, CHAPMAN comandou a empresa entre 1976 e 1989. Nesse período, as receitas do grupo triplicaram e os jornais que pertenciam à cadeia ganharam 33 prêmios PULITZER, um dos mais importantes da área cultural nos ESTADOS UNIDOS.
Antes disso, ele havia atuado como gerente-geral do “THE ST. PETERSBURG TIMES” e editou os jornais “THE SAVANNAH MORNING NEWS” e “EVENING PRESS”, no Estado da GEÓRGIA.
Além de jornalista, CHAPMAN foi um dos filantropos mais influentes da FLÓRIDA e líder cívico. Promoveu, por exemplo, uma campanha que arrecadou cerca de dois bilhões de dólares para a revitalização do centro de MIAMI.
Também liderou projetos de arrecadação de fundos para entidades assistenciais em prol de crianças desamparadas e sem-teto. Em várias ocasiões, presidiu a Filarmônica da FLÓRIDA. Foi presidente da Câmara de Comércio de MIAMI, liderou movimentos contra o crime na região e chefiou a Coalizão por uma Parceria sem Drogas.

ANN SAVAGE, que ganhou milhares de admiradores atuando como “femme fatale” em filmes policiais dos anos 1940, morreu neste Natal aos 87 anos. A atriz morreu, enquanto dormia num asilo, por causa de uma série de apoplexias. ANN debutou no cinema em 1943 no longa ONE DANGEROUS NIGHT e atuou em mais de 30 filmes, principalmente entre os anos 1940 e 1950, entre eles vários de faroeste – SADDLES AND SAGEBRUSH e SATAN´S CRADLE – musicais – DANCING IN MANHATTAN e EVER SINCE VENUS – e dramas de guerra – PASSAPORT TO SUEZ e TWO MAN SUBMARINE. No ano passado, ANN ganhou o papel de protagonista no filme MY WINNIPEG, do canadense GUY MADDIN. 

Ilustrador dos livros de ficção de ISAAC ASIMOV e RON HUBBARD, o desenhista EDDIE CARTIER morreu no Natal, em sua casa, aos 94 anos, em RAMSEY, NOVA JERSEY. CARTIER começou sua carreira nos anos 1930 e era considerado o melhor ilustrador da revista THE SHADOW (SOMBRA), para a qual realizou mais de 800 ilustrações. Tinha ele especial predileção por aviões. Foi amigo de CHARLES LINDBERGH e HOWARD HUGHES e sempre esteve rodeado de inventores, buscando inspiração para suas criações.

2 009        :        -        SEXTA-FEIRA
Prezados amigos
Mais um ano se passou e com a graça de Deus pudemos vencer mais esta etapa da vida, com saúde, na companhia da família e dos amigos. Desejo a vocês e demais familiares um feliz Natal, e que o ano de 2010 seja repleto das bençãos do menino Jesus!
Aproveito a oportunidade para repassar uma oração de Natal, muito própria para ser lida antes da ceia do Natal, que por sinal rezamos em família há muitos anos.
Abraços do Pedro Paulo.
ORAÇÃO DA NOITE DE NATAL
 Autoria anônima
Senhor, aqui estamos nós em Tua presença e nossa Família apresenta-se em atitude de oração. Neste instante queremos consagrar nossa Família aos Teus cuidados e ao Teu amor. Teu Filho nos ensinou que onde dois ou três estivessem reunidos em nome dele, Ele mesmo estaria presente. Queremos sinceramente que reine entre nós um imenso e grande amor. Queremos neste instante pedir-te perdão de todos os momentos em que não vivemos o amor entre nós. Queremos procurar a felicidade uns dos outros. Dá Senhor, a esta Família a virtude da hospitalidade para com todos os que batem a nossa porta. Neste instante queremos consagrar-Te as alegrias, os anseios, as esperanças e os sonhos de nossa Família. Que para o ano novo que se aproxima tenhamos muita paz, saúde e alegria, com as bençãos do Menino Jesus! Amém

O Natal de 2009 se inicia na casa do NELSON e SORAYA. Prevalece o espírito natalino na residência dos pais da KÁTYA EL MOUALLEN, onde estamos juntos mais uma vez. PAULO CÉSAR, IAGO, BRUNO e outros conhecidos comemoram a chegada da data máxima da cristandade. É reconfortante essa amizade. Somente depois das duas horas da madrugada é que retornamos para casa.
Todos nós levantamos tarde neste Natal. Há no meu computador dezenas de mensagens natalinas: Coronéis ODAIR, CLÉBER, PISANI, ADAUTO, NELSON NUNES FERNANDES (que também manda um elenco de quatro excepcionais músicas nas vozes de NAT KING COLE, RAY CONNIFF, OS INCRÍVEIS e JOHN LENNON), CLAUDOVINO, OCTÁVIO, CORRÊA DE CARVALHO e amigos virtuais como o GINO, TRINDADE, GIANNOCCARO e muitos outros.
Na tarde, novamente vamos para a casa do NELSON e SORAYA. Almoçamos com eles e passamos um bom tempo, ou seja, até 18 horas. Trocamos idéias sobre essa data e, forçosamente, vem a lembrança dos natais que passei com minha mãe, até 2003. SORAYA tem um gesto de extremo valor ao dizer que está o seu lar para substituir aquele da minha mãe. SORAYA e LUCINDA lembram o primeiro encontro das duas, ao saberem da gravidez da KÁTYA. Hoje, o fruto do relacionamento do PAULO CÉSAR com a KÁTYA, o IAGO EL MOUALLEN, está completando sete anos e cinco meses. Houve um mútuo entendimento entre elas em ajudar o casal e isso deu certo.
Ao anoitecer, cai violenta pancada d´água. A chuva forte dura quase uma hora.   
No computador vejo as mensagens recebidas. Entre elas:
Origem: Comandante Geral
Natureza: Comando Geral
Assunto: Valorização Policial: situação da proposta do ALE.
Criação em: 23/12/2009
O Comando Geral, dentro do objetivo de valorização policial, apresentou recentemente proposta para corrigir as distorções do ALE ao Governo, via Secretaria de Segurança Pública.
Dentro da nossa transparência e para mantê-lo(a) informado(a) do andamento da proposta, presto os seguintes esclarecimentos:
- a proposta continua como inicialmente apresentada, ou seja, ALE fixado pelo seu maior valor para todos os policiais militares e a incorporação aos vencimentos para ativos e inativos;
- o fato de não constar previsão orçamentária específica para o ALE no ano de 2010 em nada interfere na questão. Previsões desse tipo normalmente não constam do orçamento;
- saliento que o Sr. Secretário da Segurança Pública continua nos apoiando e defendendo com firmeza a proposta nas outras esferas de governo;
- continuamos as tratativas e a proposta segue bem. Qualquer notícia sobre o andamento do ALE informarei diretamente a você em nossa intranet.
Policial Militar, acompanhe a tramitação dessa proposta e dos assuntos da nossa Polícia Militar pela intranet, canal oficial de divulgação dos assuntos da nossa Instituição.
Agradeço o profissionalismo, a dedicação e o seu empenho que "fez acontecer" em 2009. Continue assim, "fazendo a diferença" na segurança de nosso Estado.
Acredite em você, acredite no seu potencial, acredite que é possível mudar nossa sociedade e sempre... "sempre é possível fazer mais e melhor".
Feliz Natal e um excelente 2010 para você e todos os seus familiares.
Conte sempre com o Comando.
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante Geral.
Recebo esta mensagem do JOSÉ D´AMICO:
Queridíssimo coronel Ventura,
Gostaria de expressar, ainda oportunamente, meus sinceros votos de muita paz, saúde e prosperidade para este Natal, para 2010 e para os próximos cem anos, ao lado de dona Lucinda e todos seus entes muito queridos, votos que elevo à décima potência por conta da proximidade da colheita de mais uma preciosa flor no florido jardim de sua inestimável vida !
Continências espiritualmente constitucionalistas,
Recruta D'Amico

Foi retirado da recepção do 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar, na VILA MARIA, o boneco de PAPAI NOEL que tinha nas mãos um lançador de bombas de efeito moral. Vestido com a calça do uniforme da Tropa de Choque, o BOM VELHINHO servia de decoração natalina no local, ao lado de uma árvore de Natal que, em vez de bolas coloridas, tinha granadas de efeito moral penduradas nos galhos. Também enfeitavam a recepção outros acessórios da polícia, como uma metralhadora antiaérea e um escudo do Batalhão de Choque.
A Polícia Militar informou que o boneco foi colocado no local durante a realização de uma cerimônia de passagem de comando do batalhão. Nenhuma criança participou da solenidade ou viu o boneco armado na sede do batalhão. O comando da PM disse que vai investigar o caso.

Uma chuva de pouco mais de dez minutos na noite de ontem fez com que a água voltasse a invadir algumas casas do JARDIM PANTANAL. Famílias tiveram que interromper a comemoração do NATAL para retirar a água suja de dentro de casa. Uma das razões para o alagamento foi a quebra de uma bomba que drenava a água da galeria pluvial de uma rua ao lado do rio TIETÊ.

Os 796 lugares nos bancos da CATEDRAL DA SÉ ficaram lotados na madrugada de NATAL. Incluindo os fiéis que ficaram em pé, cerca de 1.300 pessoas acompanharam a MISSA DO GALO entre 23 horas e 2 horas desta madrugada. O arcebispo de São Paulo, cardeal ODILO SHERER, celebrou a cerimônia. Foi o terceiro ano consecutivo que ele passou o NATAL com os fiéis católicos. Antes de dom ODILO assumir a arquidiocese, a MISSA DO GALO foi celebrada durante nove anos por dom CLÁUDIO HUMMES, que em 2006 tornou-se prefeito da Congregação para o Clero na Cúria Romana, nomeado pelo PAPA BENTO XVI.

É considerado bom o quadro clínico do menino M.S.A., de 2 anos e 7 meses, que teve dezenas de agulhas introduzidas no corpo. Hoje ele caminhou pela primeira vez desde que chegou ao Hospital ANA NÉRI, em SALVADOR, há pouco mais de uma semana. Graças à evolução do caso, os médicos acreditam que M.S.A. poderá deixar a UTI pediátrica amanhã.
Um terceiro procedimento cirúrgico – e provavelmente o último, de acordo com o médico ROQUE ARAS – deverá acontecer na próxima semana, quando serão retirados objetos metálicos localizados no canal medular e na região do pescoço, que ainda impõem riscos à vida do menino.

Médicos do Hospital de Base de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO retiraram hoje da cabeça do pedreiro ÉMERSON RA ROCHA, de 25 anos, uma faca de açougueiro. O rapaz foi encontrado em uma calçada com a faca enfiada na parte frontal do crânio. Uma radiografia mostrou que a lâmina entrou 15 centímetros e perfurou o tronco cerebral, responsável pela respiração e batimentos cardíacos. Segundo o hospital, o caso é gravíssimo. A polícia apura o crime.

O lutador de jiu-jitsu MARCOS ADRIANO DE ALBUQUERQUE, conhecido como MARCO JARA, de 39 anos, foi morto na noite de ontem, e seu amigo, o turista americano BRENT GARRET MASSNAN, de 36 anos, baleado, após terem sofrido um assalto na Estrada de Pedra, em GUARATIBA. O carro em que eles estavam, um LAND ROVER, pertence ao ator LUCIANO SZAFIR, de que o lutador era amigo. MARCOS JARA e BRENT moravam em LOS ANGELES e haviam chegado ao BRASIL na véspera do crime, que ocorreu quando eles seguiam para PARATY, onde iriam passar o NATAL. JARA é conhecido lutador de jiu-jitsu e dava aula nos ESTADOS UNIDOS, onde treinava celebridades.
MARCO JARA, segundo informações da polícia, teria reagido, tentando tomar a arma de um dos bandidos, e foi então atingido. Em seguida, o turista americano também foi baleado e jogado para fora do carro pelos dois assaltantes, implorando para não ser morto.
O lutador de artes marciais, MARCOS ADRIANO DE ALBUQUERQUE, de 39 anos, era carioca de COPACABANA, mas morava no exterior havia 20 anos. Residia em BEVERLY HILLS, na CALIFÓRNIA, mas, em 2001, estava em NOVA YORK e viveu o drama dos atentados de 11 de setembro. Dias após os ataques, numa entrevista, declarou que “no Brasil, você sabe onde a violência está, vem da desigualdade social, da pobreza. Aqui, cai do céu”. Ele temia novos ataques: “Nunca senti tanta vontade de voltar ao Brasil”. Mas não desistiu do sonho de vencer e tornou-se um dos treinadores mais requisitados. Em 2003, foi convidado para treinar o ex-campeão mundial de boxe MIKE TYSON.  

O VATICANO informou hoje que vai revisar os procedimentos de segurança depois do incidente ocorrido na noite de ontem durante a procissão de entrada da MISSA DO GALO, quando uma mulher conseguiu saltar a barreira que a separava do PAPA BENTO XVI e se lançou sobre ele. Uma das possibilidades é adotar medidas mais restritivas de acesso a BENTO XVI.
SUSANNA MAIOLO, de 25 anos, segurou o PAPA durante a procissão e o derrubou. BENTO XVI, de 82 anos, ficou no chão por alguns segundos. Após se levantar, passou pelo corredor aos gritos de “VIVA O PAPA”. Ele saiu ileso e celebrou a missa.
A mulher também derrubou o cardeal francês ROGER ETCHEGARAY, de 87 anos, que fraturou o fêmur. SUSANNA tem cidadania suíça e italiana. Foi detida pela equipe de segurança do VATICANO e levada a uma unidade de saúde especializada em transtornos psiquiátricos.
Aos médicos, SUSANNA disse que não queria machucar o papa, segundo o jornal italiano LA REPUBBLICA. No ano passado, ela também tentou saltar a barreira para chegar até BENTO XVI, mas a equipe de segurança conseguiu impedi-la. Ela vestia a mesma blusa vermelha que usava ontem. SUSANNA vive na SUÍÇA e, como no ano passado, viajou a ROMA apenas para participar da missa de NATAL.

O menino SAM GOLDMAN, que retornou aos ESTADOS UNIDOS ontem com o pai, sorria e até fazia caretas na viagem de volta, em imagens exibidas para o canal que fretou o vôo, estava satisfeito com o resultado e também se dizia preparado para o desafio de educar o filho. Os dois estão em ORLANDO e deviam passar o Natal na DISNEY, distantes da imprensa.
De acordo com a NBC, DAVID GOLDMAN afirmou que permitirá as visitas da avó materna de SAM, SILVANA BIANCHI. A rede de TV afirmou ainda que pai e filho devem permanecer alguns dias em ORLANDO, antes de retornarem para NEW JERSEY, em data ainda não definida.

Um passageiro nigeriano provocou um alerta de segurança nacional nos ESTADOS UNIDOS hoje ao tentar detonar um pequeno artefato explosivo durante o pouso, em DETROIT, de um vôo da NORTHWEST AIRLINES que vinha de AMSTERDÃ, na HOLANDA. O suspeito foi dominado e preso. A CASA BRANCA qualificou o incidente como uma tentativa de ataque terrorista mal-sucedida. Pelo menos uma pessoa foi internada. Houve pânico a bordo do avião – um AIRBUS A-330, com 278 passageiros, que havia saído da NIGÉRIA.

A explosão de uma bomba durante uma peregrinação xiita em BAGDÁ provocou a morte de pelo menos seis pessoas, no mais recente ataque com motivação religiosa na capital. Outras 17 ficaram feridas no atentado aos fiéis que participavam de uma procissão para marcar a ASHURA, feriado religioso de dez dias de duração que marca o assassinato do imã HUSSEIN, neto do profeta MAOMÉ, no século VII. A celebração muçulmana coincidiu neste ano com o NATAL, e militares estão em alerta nos últimos dias para garantir a segurança das populações cristã e xiita no país.   

2 010       :         -           SÁBADO
Como aconteceu nos últimos natais, vamos nos encontrar na casa do NELSON e SORAYA. As nossas famílias se uniram por causa da KATYA EL MOUALLEN e PAULO CÉSAR e o nascimento do IAGO. Ali, num ambiente de muita alegria, com parentes e convidados dos donos da casa, lembramos em oração o nascimento de JESUS e a finalidade de sua vinda, como homem, ao mundo. Isso é muito pouco lembrado nos dias de hoje, pois as pessoas vivem do consumismo, do dia-a-dia e pouco lembram do SALVADOR. Mas há uma ponta de tristeza para comigo. É lógico que não deixo transparecer isso para os demais, mesmo porque isso é algo inerente à minha pessoa: a falta de meus pais. Primeiro, quando morreu meu pai, em 1971, de forma brutal (para nós), ao se extinguir em minutos, após violento infarto. Depois, em 2004, quando dona ALICE deixou este mundo. Esse vazio não consigo superar no Natal.
Chegamos em casa de madrugada. Sonhos confusos. Muita agitação mental. Procuro algo que não encontro. Nessa aflição vou acordar por volta das 8 horas. Na leitura dos jornais vou aos poucos me recuperando de momentos de aflição.
O DIÁRIO DE SÃO PAULO, na página 8 (NOSSA OPINIÃO) traz a crônica SEM MEDO DE SER FELIZ:
Faz tempo que o Natal deixou de ser uma festa apenas religiosa. Quase não se vê mais o próprio símbolo natalino, o recém-nascido num berço rústico. Poucas são as casas que ainda montam presépios com a Sagrada Família rodeada de animais. Mesmo a Missa do Galo, à meia-noite, é uma tradição seguida em cada vez menos igrejas nesses tempos de insegurança geral. São raras, igualmente, as casas católicas onde as pessoas se reúnem diante da televisão para assistir à Missa do Galo celebrada pelo PAPA e transmitida diretamente da Basílica de SÃO PEDRO. A realidade, para o bem ou para o mal, é que o período natalino se tornou ecumênico, supra-religioso. É um tempo em que as pessoas desejam se ver, se reunir, trocar presentes e manifestações de boa vontade, de amizade. Milhões e milhões fazem longas viagens, para rever os pais, estar com os irmãos, os parentes, os amigos. É a ocasião em que as pessoas querem se abraçar, confraternizar.
Por todas as cidades, por todos os bairros, familiares e vizinhos se sentam à mesa para saborear as receitas mais tradicionais, brindar com o vinho, cerveja, refrigerante. Se alguém lembra uma passagem anedótica ocorrida anos atrás, todos riem. O clima dominante é o da reunião de uma gente que, pelo menos uma vez por ano, não sente medo de ser feliz. Sob esse aspecto, é positivo que o Natal tenha deixado de ser uma festa apenas religiosa. Mas o fundo religioso persiste, de todo modo, tal a força da imagem da mãe que entra em trabalho de parto e busca um recanto aonde seu bebê venha à luz com o mínimo de segurança, de higiene, de conforto, de calor. A mensagem da solidariedade envolta de humildade e resignação comove todas as pessoas, de todas as crenças religiosas. Lamenta-se que no correr das décadas o sentido comercial da data tenha prevalecido, como ocorre no Dia das Mães, no Dia dos Namorados, no Dia dos Pais, na Semana da Criança. É verdade, mas não deixa de ser uma forma limitada de enxergar o fenômeno. Ainda que sob o impulso da propaganda, nessas datas as pessoas se homenageiam, se presenteiam, lembram-se umas das outras, e isso é bom, é positivo.
Em meio a tanta guerra, tanta violência, tanta exclusão social, tantas noticiais tenebrosas de corrupção, de demagogia, é bom e positivo que continue a brilhar a chama de Natal. Se o fundo religioso perdeu a antiga nitidez, cintila ainda e sempre o verdadeiro sentido de solidariedade e confraternização, da boa vontade que a todos iguala, que a todos nivela no mesmo desejo de Feliz Natal. 

Mantenho contato, via telefone com: SARGENTO PM MÁRIO TOMAZONNI, que está com 82 anos de idade e não vai bem de saúde. Ele sempre telefona para mim nesta época do ano; SARGENTO MENESES, nosso velho ordenança, também avançado em idade, com 84 anos, não saindo mais de casa. Consigo falar com o MENDES, depois de várias ligações. Ele está reunido com a família. Ainda vai se recuperando da trombose. Faço algumas ligações para o GINO. Ele não está em casa. Outra pessoa que procuro conversar neste Natal é com o CORONEL PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA. Quem me atende é a sua esposa, dona PASHA. 

Meu muito estimado amigo e superior Cel Ventura,
Durante minha passagem pelo serviço ativo da gloriosa Polícia MIlitar, tive a honra de trabalhar com ilustres oficiais com os quais aprendi muitas coisas necessárias ao aprimoramento para uma perfeita execução das tarefas inerentes ao posto que ocupamos e, com absoluta certeza, Vossa Senhoria foi uma delas. Passado o tempo pode acontecer de as pessoas pensarem que as esquecemos, porém, isto não acontece comigo, pois sempre as tenho no pensamento, principalmente o Senhor, de memoráveis contatos, tanto no M1 quanto no CPM - minha última unidade.
Fiquei contente de haver recebido notícias suas através do meu amigo Major Waldemar, e aproveito para retribuir os votos de Feliz Natal, oportunidade em que também desejo-lhe e a sua família um Ano Novo repleto de alegria, saúde e felicidade.
Meu telefone residencial é (19) 3875-4480.
Com carinho,
Marinho

Caro Comandante Corrêa de Carvalho e amigos do GBB,
É chegado o Natal de 2010.
Mais um ano se finda, foram muitas conquistas institucionais: ALE, CIPM, CComSoc, DEC, Posse das Torres do Barro Branco, Aprovação do Centro Cultural e Museu da Policia Militar, Reforma da ROTA, Reforma do Corpo Musical. Resgate da autoestima do policial, valorização do comando, aumento do respeito da população, da imprensa, do governo, dos deputados, dos órgãos municipais. Visibilidade da Policia Militar, pronta resposta policial, seriados na TV, tecnologia de ponta.
Medidas de valorização dos nossos veteranos e pensionistas: além do ALE para os veteranos e pensionistas (nossa maior conquista), expansão das Centrais de Atendimento ao Policial Militar (incluindo atendimento ao veterano, esposas/maridos e filhos, pensionistas), retirada dos termos reformado/reserva das identidades funcionais para tratá-los com mais dignidade e integrá-los mais à nossa grande família policial militar, ampliação dos encontros do Dia do Veterano, distribuição dos endereços a todas as OPM para que os comandantes convidem os veteranos residentes na área para os eventos e solenidades militares, criação do Conselho de Comandantes da PMESP e incentivo para que as Unidades façam o mesmo. Enfim, varias medidas de valorização em reconhecimento àqueles que fizeram acontecer no passado, agregaram valor e nos deixaram essa fantástica organização que tenho a honra de comandar.
Tudo isso não seria possível sem a fundamental colaboração de todos da ativa e nossos veteranos. Agradeço a todos por terem feito acontecer em 2010 e, com certeza, continuarão fazendo a diferença em 2011. Sempre é possível fazer mais e melhor!
Muito obrigado! Conte sempre com o comando!
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um excelente 2011 a todos!
Que Deus continue iluminando a todos nós.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro Camilo
Comandante Geral
O corpo do ex-governador ORESTES QUÉRCIA foi sepultado às 9:30 horas no Cemitério do MORUMBI, em SÃO PAULO. Sob um sol forte, diante de cerca de 300 pessoas, entre correligionários e familiares, o corpo desceu ao jazigo da quadra 15 ao som do Hino Nacional, entoado por amigos, do Pai Nosso e de três salvas de tiros de fuzil. Vítima de câncer de próstata, o que em setembro o fez renunciar à campanha para o Senado, QUÉRCIA morreu às 7:40 horas do dia 24 de dezembro, aos 72 anos. Deixou seis filhos. “Vá tranquilo, amigo. Você cumpriu sua missão”, despediu-se, em fala improvisada, MARCELO BARBIERI, prefeito de ARARAQUARA e mais próximo aliado político de QUÉRCIA. Eram poucos os políticos no adeus ao ex-governador. “QUÉRCIA é um exemplo de determinação e respeito à democracia”, destacou GILBERTO KASSAB, prefeito de SÃO PAULO. “Ele mostrou o que fazer política e enfrentar os problemas de frente”, disse o deputado JORGE CARUSO, que assumirá a presidência estadual do PMDB. O corpo foi velado no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes, com guarda de honra. O governador ALBERTO GOLDMAN decretou luto oficial de sete dias. Ainda no velório, ele disse que QUÉRCIA era “um homem que fazia política do fio de bigode, não precisava escrever e registrar em cartório porque o conversado estava combinado”. Às 8 horas foi celebrada missa de corpo presente.

Faleceu o médico ODAIR MARSON, aos 61 anos. Dedicou a vida ao exercício e estudo da medicina. Particularmente a nefrologia, área em que era especialista. Formado em 1975 pela UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), doutorou-se em nefrologia pela mesma universidade em 1983. O pós-doutorado na área foi feito nos ESTADOS UNIDOS (CLEVELAND CLINICAL FOUNDATION) um ano depois. Sua produção científica na área médica inclui dezenas de artigos e participações em livros especializados, além de prêmios como o HUGO PALMERO, da THE INTER AMERICAN SOCIETY OF HIPERTENSION.

O médico ROBERTO KALIL FILHO disse hoje que o vice-presidente JOSÉ ALENCAR cobra insistentemente da equipe do Hospital SÍRIO-LIBANÊS uma forma de ele ir a BRASÍLIA e participar da cerimônia de posse da presidente eleita DILMA ROUSSEFF, marcada para o dia 1º de janeiro. “Ele fala nisso a todo minuto”, disse KALIL, um dos integrantes da equipe que trata de ALENCAR. Segundo o médico, uma eventual viagem a BRASÍLIA depende da evolução do quadro clínico. “Hoje ele não teria essa condição”, afirmou. Outro médico da equipe, RAUL CUTAIT, disse que o vice-presidente passou por nova sessão de hemodiálise pela manhã. No início da tarde, ALENCAR estava havia 24 horas sem hemorragia digestiva. Os médicos descartaram qualquer possibilidade de cirurgia nas próximas semanas e também da volta, nos próximos dias, da quimioterapia para tratamento do câncer.

Dezoito famílias ficaram desabrigadas após o incêndio que atingiu uma favela e queimou entre 12 e 15 barracos em São Vicente, na Baixada Santista, na madrugada de hoje. Não houve feridos. O fogo no local, conhecido como "favela do Bugre" ou "favela do lixão", no bairro Jóquei Clube, começou por volta de 1h35 da madrugada. Sete viaturas dos bombeiros e 16 homens trabalharam para controlar as chamas, que, segundo o Corpo de Bombeiros, foram efetivamente apagadas por volta das 5h00 da madrugada. De acordo com a Diretora da Secretaria de Assistência Social de São Vicente, Denise Brandão, das 18 famílias atingidas, 16 foram encaminhadas para casas de parentes e duas estão no abrigo da prefeitura. "Ainda não temos o número exato de pessoas que perderam suas casas, mas são cerca de 50. Trouxemos cestas básicas para as que estão com os parentes para dar uma ajuda nesses dois dias e já agendamos a sequência do atendimento para segunda-feira", afirmou a assistente social, contando que a maior parte das famílias atingidas não estava no local durante o incêndio. "Muitos deles estavam ceando na casa de parentes". A prefeitura de São Vicente informou que todas as família atingidas pelo incêndio estão cadastradas em um programa habitacional e a partir da próxima semana deverão receber um auxílio aluguel de cerca de R$ 300. São Vicente já garantiu recursos federais de R$ 58 milhões do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) 2 para construir cerca de 4 mil moradias para as famílias que moram em palafitas em toda a área conhecida como Dique do Sambaiatuba - onde fica a favela do Bugre. As obras devem começar na metade do próximo ano e ser concluídas até o final de 2012.
A Polícia Militar (PM) prendeu na manhã de hoje um homem que fez oito pessoas de uma mesma família reféns em uma casa da zona leste de São Paulo. O criminoso tentou escapar vestido de mulher, mas foi descoberto durante a fuga pela PM. O sargento Douglas Rogério dos Reis, do 38º Batalhão da PM, afirmou que fazia patrulhamento com seus colegas no Jardim Santo André, em São Mateus, quando um senhor foi até eles e disse que toda a sua família era feita refém. Por volta das 10h, os policiais foram até a casa indicada pelo senhor e viram duas mulheres saírem de lá. "Uma delas chamou muito nossa atenção, porque estava com botas, saia preta, blusa de manga cumprida e um chapéu, toda de preto", disse Douglas. Os policiais abordaram a dupla e perceberam que a suspeita era um homem."A senhora que estava abraçada com ele começou a chorar e a falar 'graças a Deus, graças a Deus'", relatou o sargento. O criminoso confessou à PM que mantinha a família trancada em um quarto desde as 4h. Ele estaria fugindo de alguns rapazes que queriam acertar uma "dívida de cadeia" com ele. Segundo o sargento, o criminoso estava com uma pistola 9 milímetros, que é de uso restrito do exército. O homem foi preso no 55º DP, no Parque São Rafael, de onde deve seguir para um presídio. O boletim de ocorrência ainda não foi concluído, mas o criminoso deverá responder por cárcere privado e por porte ilegal de arma.
Principal executivo do Grupo SÍLVIO SANTOS até o mês passado, LUIZ SANDOVAL aponta, pela primeira vez, os nomes de dois supostos responsáveis pela fraude bilionária no PANAMERICANO: o ex-vice-presidente financeiro WILSON ROBERTO DE ARO e o contador MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA. SANDOVAL conta que, quando o caso foi descoberto pelo Banco Central, o contador admitiu ter maquiado os balanços para esconder o rombo de 2,5 bilhões de reais e disse ter agido a mando de ARO. Ao ser confrontado, afirma SANDOVAL, o ex-vice admitiu ter dado a ordem “para salvar o banco”.
Com a renúncia de deputados federais para ocupar vagas no Executivo, pelo menos 12 suplentes terão o direito de assumir o cargo, receber o salário de janeiro, usar verba indenizatória, contratar assessores sem concurso público e usufruir de auxílio moradia. A Câmara está em recesso e só volta ao trabalho em fevereiro de 2011, quando tomam posse os deputados eleitos em outubro passado. O gasto do Legislativo com cada um desses parlamentares ficará entre 102,5 mil e 114 mil reais. Na montagem de seu ministério, a presidente eleita, DILMA ROUSSEFF, escolheu quatro deputados, que terão de se afastar da Câmara. De acordo com a legislação, o parlamentar que tomar posse em Executivos estaduais ou no federal deve se afastar ou renunciar até dia 31.  
ROBERTO CARLOS fez seu reveillon antecipado na PRAIA DE COPACABANA, zona sul do RIO, nesta noite, para mais de 500 mil pessoas, nas contas oficiais. Mas para GLEIDE SAMPAIO, de 38 anos, foi como se ele cantasse só para ela. “Você não tem noção do que é nunca ter tido dinheiro para ver o amor de minha vida e chegar aqui em uma noite de Natal”, disse ela, quase às lágrimas. Como milhares de fãs, a vendedora de SÃO GONÇALO, região metropolitana do RIO, veio de longe, de ônibus para assistir de perto o que só via há anos pela TV, na GLOBO. Muitos na platéia acompanharam a montagem do palco de 24 metros de largura por 17 de profundidade, desde o início dos trabalhos, no dia 10, no ponto mais nobre da praia, bem na frente do Hotel COPACABANA PALACE. Em 50 anos de carreira é a segunda vez que ROBERTO CARLOS opta por um especial com transmissão ao vivo – a primeira foi em 1983, no Ginásio do IBIRAPUERA, na zona sul de SÃO PAULO. A tradição dos programas natalinos começou em 1974, curiosamente não no Natal, mas em 1º de janeiro. O público que enfrentou o sol durante o dia ainda teve paciência com as pequenas pausas e o pequeno atraso para o encaixe do especial na programação da GLOBO. A partir do momento em que a apresentadora GLÓRIA MARIA anunciou a chegada do rei da noite ao palco, ouviu-se quase em uníssono tanto a platéia da área vip quanto o povão. Entre os convidados, autoridades e suas mulheres cantavam todos os hits. EMOÇÕES, ALÉM DO HORIZONTE, AMOR PERFEITO, CAMA E MESA e mesmo o medley da JOVEM GUARDA que ROBERTO dividiu com a cantora PAULA FERNANDES. Também participaram do especial o grupo de pagode EXALTA-SAMBA, a dupla sertaneja BRUNO E MARRONE e a escola de samba do coração do cantor, a BEIJA-FLOR, que vai homenageá-lo no carnaval. O intérprete NEGUINHO DA BEIJA-FLOR apresentou o samba de exaltação à “simplicidade de um rei”, que derrotou nas eliminatórias o samba dos grandes parceiros do homenageado, o compositor ERASMO CARLOS e o maestro EDUARDO LAGES.
MAIDUGURI, Nigéria, 25 dezembro (Reuters) - Explosões na região central da Nigéria mataram pelo menos 32 pessoas na véspera de Natal e outras seis pessoas morreram em ataques a duas igrejas no nordeste do país mais populoso da África, disseram autoridades neste sábado. Na noite de sexta-feira, uma série de bombas foram detonadas durante as comemorações da véspera de Natal em vilas próximas da cidade central de Jos. Os ataques mataram pelo menos 32 pessoas deixando 74 em estado crítico, afirmou a polícia. O chefe do Exército da Nigéria afirmou que as explosões não são parte de confrontos religiosos que surgem esporadicamente no país onde a população está dividida de modo praticamente igual entre muçulmanos e cristãos. "As explosões foram causadas por uma série de bombas. Isso é terrorismo, é um incidente muito infeliz", afirmou Azubuike Ihejirika na cidade de Port Harcourt. O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou neste sábado os ataques e enviou condolências às famílias das vítimas. "Eu asseguro a todos os nigerianos que vamos encontrar quem está por trás das explosões em Jos e levá-los à Justiça", disse Jonathan na capital Abuja. Os ataques aconteceram em um momento particularmente difícil para o presidente, que está promovendo uma controversa campanha antes das primárias do partido governista, em 13 de janeiro. Um pacto afirma que o poder no Partido Democrático do Povo deve girar entre o norte muçulmano e o sul cristão a cada dois mandatos. Jonathan, que é do sul, herdou o gabinete quando Umaru Yar'Adua, do norte, morreu durante seu primeiro mandato este ano e algumas facções do norte, dentro do partido, são contrárias à candidatura do atual presidente. Em ataques separados, coquetéis molotov foram atirados na noite de sexta-feira contra uma igreja em Maiduguri, matando cinco pessoas, incluindo um pastor batista. Um segurança numa igreja da mesma região morreu num ataque similar. "Essa é uma situação perturbadora, e o governo fará todo o possível para pegar quem fez isso," disse neste sábado o governador do Estado de Borno, Ali Sheriff. "Temos que dar segurança para que todos os cidadãos professem sua fé sem medo."
Uma mulher-bomba matou ao menos 45 pessoas ao atacar um centro de distribuição de ajuda humanitária no noroeste do PAQUISTÃO. Mais de cem pessoas ficaram feridas no atentado na cidade de KHAR, na região da fronteira com AFEGANISTÃO, bastião de militantes do TALEBAN e da AL-QAEDA. Aparentemente, é o primeiro ataque suicida feito por uma mulher no PAQUISTÃO. As vítimas vinham de várias partes da região tribal de BAJUR, que diariamente vão ao centro para buscar alimentos distribuídos pelo Programa de Alimentação Mundial da ONU e por outras agências para quem vive em regiões de conflito.

O ex-presidente da VENEZUELA CARLOS ANDRÉS PÉREZ morreu aos 88 anos na tarde deste sábado em MIAMI, vítima de uma parada respiratória. ANDRÉS PÉREZ foi presidente de 1974 a 1979 e 1989 a 1993. Durante seu segundo governo, em 1992, sofreu um fracassado golpe de Estado liderado por HUGO CHÁVEZ, atual presidente da VENEZUELA. ANDRÉS PÉREZ foi destituído do cargo em 1993, após um processo de impeachment no qual foi acusado de peculato e malversação de verbas. Seus governos marcaram a política venezuelana com o início da nacionalização do petróleo na década de 1970, e com a crise social que abriu caminho para a eleição de CHÁVEZ, em 1999. Fundou a estatal PETRÓLEOS DA VENEZUELA (PDVSA), que permitiu a seu país favorecer-se dos altos preços do petróleo bruto e ganhar o apelido de “VENEZUELA SAUDITA”. No início do seu segundo mandato enfrentou o “caracaço”, a maior revolta popular das últimas décadas. Os protestos, motivados por um pacote econômico para enfrentar a enorme dívida externa do país, deixaram oficialmente 276 mortos e prejuízo de 150 milhões de dólares. 

2 011       :        -       DOMINGO       NATAL DE 2011
Data: 24-12-2011 16:18:01
De: cam...@polmil.sp.gov.br
Para:  grupobarrobra...@grupos.com.br
Assunto: [grupobarrobranco] Feliz Natal e excelente 2012.
Mensagem
Caros amigos da Polícia Militar,
É chegado o fim de mais um ano, Natal de 2011, momento de reflexão. Com as conquistas de 2010, dentre elas: ALE, CIPM, CComSoc, DEC, CPTran, Posse das Torres do Barro Branco, Aprovação do Centro Cultural e Museu da Policia Militar, Reforma da ROTA, Reforma do Corpo Musical, poderíamos achar que pouco se faria em 2011. Mas, a vontade de fazer, o acreditar que sempre é possível fazer mais e melhor nos impulsionou em 2011. Foi um ano de mais e muitas outras novas e grandes conquistas institucionais: extensão da reforma da ROTA para todo o quarteirão do Quartel da Luz, da Diária Alimentação, manutenção do RETP, Unificação de Quadros, Reajuste Salarial, correção do salário dos 10 policiais militares não optantes pela 731, após 17 anos, resgate histórico do Posto Imediato (que estamos buscando estender aos inativos), inovação da Preterição dando fluxo de carreira aos nossos oficiais, retirada dos policiais militares da vala comum no Plano de Previdência Complementar. Foram grandes vitórias, verdadeiras conquistas institucionais! Resgatamos ainda mais a autoestima do policial, a valorização do comando, o aumento do respeito da população, da imprensa, do governo, dos deputados, dos órgãos municipais. Visibilidade da Policia Militar, pronta resposta policial, seriados na TV, tecnologia de ponta com a tão sonhada computação embarcada de fato, os tablets chegaram. Melhoramos a qualidade de vida do nosso policial militar: aumentamos a atividade delegada evitando que mais policiais morressem no serviço extra-corporação, aumentamos as audiências públicas escutando nossa tropa, os cafés da manhã com o comandante reconhecendo o bom trabalho, fizemos mais parcerias de estudo, compramos mais pistolas, coletes, fardamento, enfim, demos mais dignidade ao nosso maior colaborador. Tudo isso não seria possível sem a sua fundamental colaboração. Agradeço, mais uma vez, o a você por ter feito acontecer em 2011 e, com certeza, continuará fazendo a diferença em 2012. Sempre é possível fazer mais e melhor! Muito obrigado! Conte sempre com o Comando Geral como seu facilitador! Aproveito para desejar um Feliz Natal e um excelente 2012 a todos vocês, seus amigos e principalmente suas famílias! Que Deus continue iluminando a todos nós. Forte abraço! Coronel PM Alvaro Camilo Comandante Geral
CARÍSSIMO PRÍNCIPE DAS LETRAS
Enquanto você curtia as mensagens de Natal este pobre mancebo estava nos esconderijos da biblioteca buscando o livro que foi pedido.
Foram subidas e descidas de escada, com pacotes de leis e regulamentos guardados durante anos e anos, alguns doados pelos coronéis OCTAVIO, MENDES,  ALBERTINO, PEREZ, ALUIZIO e outros.
Foram horas e horas enfurnado entre os livros cobertos de poeira, uma verdadeira véspera de Natal diferente. Apenas parei para almoçar e levar uma tremenda bronca da "generala" que, mais uma vez, me aconselhou a jogar tudo fora. Ela é alérgica aos livros velhos e só de pensar já começa a espirrar. Disse a ela que é só ter mais um pouco de paciência, pois quando eu fizer a grande viagem, sem retorno, a "destruição" da biblioteca poderá ser realizada sem a minha intervenção. Estarei muito longe para voltar e impedir que ela faça isso.
Mas apenas alguns desses livros poderão servir para pesquisas, como:
TIRO E EMPREGO DO ARMAMENTO DA INFANTARIA - CAPITÃO PAVEL
MANUAL DA METRALHADORA DE MÃO SCHMEISSER 7,63
A TÉCNICA DO TIRO DE REVÓLVER.
Não encontrei o livro citado. Os dois livros do CAPITÃO PAVEL são verdadeiras relíquias de 1938.
A TÉCNICA DO TIRO DE REVÓLVER é do nosso então Major PM IRACY VIEIRA CATALANO, de 1980.    
Será que o BULGARI não teria o livro que seu filho precisa?
CORONEL PM ODAIR, conhecido na Internet como o COMANDANTE HORÁCIO, manda-me um belíssimo script sobre o BRASIL COLONIAL, com imagens de OURO PRETO, SABARÁ, MARIANA, CONGONHAS e TIRADENTES, com as músicas: SEIO DE MINAS, OH! MINAS GERAIS e PÁTRIA MINAS.

O Natal apresenta um lado positivo, isto é, a união dos familiares e a alegria estampada no rosto de cada um. Mas há um ponto de nostalgia que tolda meus pensamentos, principalmente quando vou revisar o 25 de dezembro, para, mais tarde, colocar no meu blog. É a distância material que nos separa de dona ALICE. O Natal era dela. Passávamos a data sempre ao seu lado, isso até 2003. Já o Natal de 2004 não tínhamos mais a minha mãe conosco. Vamos recordar dos muitos momentos felizes que passamos ao seu lado. Com o nascimento do IAGO EL MUALLEN, o ídolo de dona LUCINDA e dos familiares, houve uma aproximação muito grande com a família do NELSON e dona SORAYA EL MOUALLEN. Hoje, o almoço é na casa deles. Estão reunidas as mesmas pessoas que estavam conosco na noite anterior. Também há um momento triste. É a chegada do TIMBÉ. Seu rosto demonstra todo o sofrimento da perda da mãe, enterrada na manhã do Natal.
Ameaça chover nesta tarde. Sinto sono e, por volta das 16 horas, deixamos a casa do NELSON e dona SORAYA. Mais tarde, faço uma ligação telefônica para o GINO STRUFFALDI. Ele mesmo atende e diz que ontem obteve alta do hospital, após sofrer uma cirurgia nos rins. Está bastante otimista com sua recuperação. A sua família está reunida em sua casa. O Natal para ele é de plena satisfação por ver que se saiu bem na última intervenção cirúrgica.     
estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
estadao.com.br, Atualizado: 25/12/2011 3:03
Heróis surgidos das tragédias de 2011
Definir um herói não é tarefa das mais fáceis. Os dicionários trazem uma dezena de significados. Entre eles, está o da figura notável por sua coragem, feitos incríveis, generosidade e altruísmo. Por esse motivo, ganha admiração e atenção.
Já ao apresentar uma história fica mais fácil definir o herói. Em casos de tragédias, como a provocada pela chuva na região serrana do Rio, em janeiro, e o ataque aos estudantes de Realengo, em abril, quem evitou mais mortes ganha o título.
Em outros casos, a admiração em 2011 foi conquistada com campanhas que fizeram parte da sociedade mudar a forma de pensar. Caso dos amigos do administrador Vitor Gurman, que não deixaram a morte em um acidente de carro causado por uma pessoa embriagada ficar impune.
Com 18 anos de profissão, o PM Márcio Alexandre Alves, de 38, participava de uma rotineira blitz de trânsito, em Realengo, na zona oeste do Rio, em 7 de abril, quando ouviu o pedido de socorro de dois alunos ensanguentados em fuga. Correu até a Escola Tasso da Silveira, em meio aos sons de gritos e tiros. Ficou diante do atirador Wellington Menezes e baleou o assassino, que depois se matou. Hoje, segue sua rotina no Batalhão de Polícia Rodoviária - onde foi promovido a segundo-sargento. / Pedro Dantas
Os jovens contra as mortes no trânsito
Carros possantes, em alta velocidade, alguns dirigidos por motoristas embriagados, deram a sensação de que sair à noite em São Paulo era uma roleta-russa. O trânsito se consolidou neste ano como a principal causa de mortes violentas no Estado, ultrapassando os homicídios.
Em julho, o administrador Vitor Gurman, de 24 anos, morreu atropelado na Vila Madalena, na zona oeste. Em setembro, Míriam e Bruna Baltresca, mãe e filha, foram atingidas por um carro em alta velocidade na saída do Shopping Villa-Lobos.
Jovens diretamente envolvidos com a tragédia decidiram agir. O administrador Heitor Bonadio, de 25 anos, foi um deles. Com amigos que estudaram com Gurman, organizou uma série de mobilizações para despertar a discussão sobre a violência no trânsito. Criaram o movimento Viva Vitão. Pela internet, organizaram protestos no Parque do Ibirapuera, na Rua Augusta e na Avenida Paulista. Em um sábado à noite, 500 pessoas vestidas de branco e com velas andaram pelas ruas da Vila Madalena. 'A internet ajuda. Mas na vida real a situação é mais difícil e não é tão fácil mobilizar', diz Bonadio.
Rafael Baltresca, filho e irmão de Míriam e Bruna, fundou o grupo Não Foi Acidente, que coleta assinaturas para um projeto de lei para endurecer as penas dos motoristas culpados por mortes no trânsito. Já conseguiram 180 mil assinaturas. / Bruno Paes Manso?
O PM que recusou a propina?
A guarnição do Batalhão de Choque que prendeu o chefe do tráfico na Favela da Rocinha, na zona sul do Rio, na madrugada de 10 de novembro, não se intimidou com as bravatas do falso cônsul do Congo e se negou a aceitar propina de R$ 20 mil para liberar o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem. Comandados pelo tenente Disraeli Gomes Figueiredo e Silva, de 35 anos, 11 homens abordaram e cercaram o Corolla preto cujo porta-malas abrigava um dos criminosos mais procurados do País.
A persistência melhorou a imagem da polícia, abalada no dia anterior com a vexatória prisão de policiais na escolta de traficantes. Todos os policiais continuam lotados no mesmo batalhão que ainda ocupa a favela. Os advogados que tentaram tirar Nem da favela foram presos. / P.D.?
A corda no meio da enxurrada
Com uma corda nas mãos, dois jovens de São José do Vale do Rio Preto (RJ) salvaram a vida de uma senhora durante a tragédia da região serrana, no início do ano. Daniel Lopes Cavalcanti e Gilberto Branco Faraco, primos, refugiaram-se no telhado do prédio onde moravam.
Do alto, viram a mulher a ponto de ser levada pela força das águas. 'Não tínhamos muito ideia de como fazer, fomos no susto', disse Daniel. Eles encontraram duas cordas e as jogaram. A primeira se perdeu na enxurrada. A outra caiu perto da mulher, que conseguiu se segurar. Segundos depois, ela estava com eles no telhado, em segurança. 'Três dias depois, fomos saber que as imagens estavam rodando o Brasil', disse Gilberto. / Eduardo Bresciani?
O 'anjinho' da região serrana?
Usar o seu trabalho do dia a dia para salvar vidas fez do microempresário Wallace dos Santos Machado um verdadeiro herói em sua cidade. Ele tem um carro de som e ganha a vida fazendo anúncios pelo município de Areal, na região serrana do Rio. No dia 12 de janeiro, um episódio mudou radicalmente sua vida e a de centenas de famílias do município de 11 mil habitantes.
A prefeitura foi avisada pela Defesa Civil que as comportas de uma barragem próxima seriam abertas, por causa das fortes chuvas na região. Com isso, o Rio Piabinha, que corta a cidade, ia transbordar e as consequências poderiam ser gravíssimas. A prefeitura pediu a Wallace que usasse seu carro de som para avisar os moradores do perigo iminente. 'Era um dia de sol, então tinha de ter o alerta. A prefeitura me acionou e eu fui para a rua avisar o que estava acontecendo. De todas as sete cidades da nossa região, somente em Areal não morreu ninguém por causa da enchente', conta o microempresário.
Depois do episódio, Wallace até mudou de nome na cidade. Para os moradores, ele agora é o 'Anjinho'. 'O pessoal me chama de anjinho agora. Aonde eu vou, o pessoal está sempre lembrando o que aconteceu'. / E. B

Meu Comandante, boa noite.
Se falar em lições de vida, há um exemplo neste nosso Grupo que se chama Coronel Mário Ventura. Um Homem digno e honrado que deixou de lado já há muito, o apego pelas coisas materiais e sempre está pronto a ajudar os que mais dele necessitam, independente de honorários. É este homem que na véspera de completar 3/4 de seu século de vida eu com muita honra o parabenizo desejando tudo de bom e que continue neste seu trabalho humanitário por longos anos.  Deus o recompensará por estar cumprindo sua missão com tanto amor.
Meu abraço, sincero e fraternal, de quem o admira. Mj. Waldemar.
Subject: Fwd: Fw: Fw: CANTARÉ ... CANTARÁS - LIGAR O SOM É MAGNIFICO
ESTIMADO WALDEMAR
Uma mensagem eloquente de amor, que merece ser repassada aos nossos amigos.
Caro Waldemar, passamos um Natal cheio de Paz e de projetos para um 2012 melhor do que esse ano que vai chegando ao seu final.
É o que desejo ao nobre amigo que nos tem transmitido lições de vida que não poderemos, nunca, olvidar.

O cabo Juliano Rabelo (sem partido) terá 120 dias para tentar sensibilizar os parlamentares a dar continuidade à votação da PEC 300/446, que já foi aprovada em primeiro turno na Câmara Federal.
Com o pedido de licença do deputado Valterni Pereira (PSB/MT), Juliano assume a vaga até que o titular da cadeira retorne. O militar tomou posse nessa terça-feira (6).
- Nossa bandeira será da segurança pública e principalmente pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300), que nivela salários de policiais e bombeiros do Brasil – disse o cabo.
A PEC 308, que cria a Polícia Penal no sistema penitenciário, também será bandeira de luta do parlamentar, conforme acrescentou em seu depoimento.
Juliano obteve 6.983 votos nas eleições de 2010, ficando na quarta suplência.
ParaibaemQAP | 07 DEZ 2011 | 08:47
Cabo PM assume vaga na Câmara Federal e diz que vai lutar pela PEC 300
O cabo Juliano Rabelo (sem partido) tomou posse nesta terça-feira na Câmara dos Deputados como deputado federal com a licença do titular, Valtenir Pereira (PSB-MT). O período dele no cargo será de 120 dias. A coligação que os elegeu foi formada pelo PSB, PDT, PPS. PV.
“Quero agradecer primeiramente a Deus por essa oportunidade. E agradecer o deputado Valtenir por entender a importância do rodízio no mandato. Agradecer ainda ao Eduardo Moura, Wilson Kishi, Elso Rodrigues por cederem espaço para eu assumir”, comentou o deputado após tomar posse.
“Nossa bandeira será da segurança pública e principalmente pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300), que nivela salários de policiais e bombeiros do Brasil”, explica um dos itens da sua plataforma nos próximos quatro meses. O novo parlamentar afirma ainda que vai lutar pela PEC que dá poder de polícia aos agentes penitenciários. “E também vamos estar à frente da questão de segurança de fronteira”.
Valtenir diz que vai aproveitar o período para fazer a articulação institucional de ações a favor do Estado mesmo licenciado. “Tem projetos importantes do mandato em andamento nas áreas de infraestrutura, educação e saúde que não podem parar”.
Ele diz também que vai se concentrar no reforço da organização partidária como presidente do PSB de Mato Grosso. “Esta licença é um reconhecimento pelo esforço dos demais que nos ajudaram a eleger. Porque eu tive quase 102 mil votos e faltou ainda mais 90 mil para termos direito à vaga”.
Em ritmo de estreia no mandato parlamentar, cabo Juliano Rabelo que articulou nesta terça-feira mesmo reuniões para no início da outra semana estar a par das PECs. Animado, ele também fez agradecimento à população que lhe conferiu a suplência.
Segundo o cabo Juliano Rabelo, a segurança pública é uma área que exige ação imediata de autoridades. “A segurança pública é um tema que mexe com a vida do cidadão em tempo real. Não pode esperar”.
Cabo Juliano Rabelo atuou por 23 anos na vida de policial militar. Elei citou que tem afinidade para debater o assunto e que Mato Grosso tem sofrido um onda de violência. “Hoje os bandidos estão na rua e as pessoas refém e presos em suas casas”.
Ele sugere que é preciso haver algum mecanismo para fortalecer a polícia de Mato Grosso. “E um dos mecanismos são as PECs porque elas servem para o fortalecimento e valorização profissional dos policiais, bombeiros e agentes penitenciários”.
 Deputado Federal Cabo Juliano Rabelo já começa atuar em defesa da PEC300
REQUERIMENTO Nº _____, de_________ 2011
(Do Sr. Cabo Juliano Rabelo)
Requer a inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Proposta de Emenda à Constituição nº 300/2008, que “Altera a redação do parágrafo 9º do artigo 144 da Constituição Federal”.
Senhor Presidente,
Requeiro a Vossa Excelência, nos termos dos art. 114, inciso XIV, do Regimento Interno, a inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Proposta de Emenda à Constituição nº 300/2008, que “Altera a redação do parágrafo 9º do artigo 144 da Constituição Federal”.
Sala das Sessões, em de de 2011.
Deputado CABO JULIANO RABELO
PSB-MT
Nossos companheiros virtuais mandam e-mails sensacionais. O PISANI é um deles. O Hino de uma Nova Igreja é hilariante. Mas também encanta o Quinteto Feminino Israelense e as imagens de MAINAU (ALEMANHA). O VIVIANO FERRANTINI encaminha uma série de Super Fotos; o ANTÔNIO VALDIR mostra que “A VIDA É BELA PARA QUEM A FAZ BELA” e o PAULO NISHIKAWA traz “RASTRO DE SOL – SABEDORIA”.

O delegado FERNANDO REIS, do 16º DP do RIO, já decidiu: vai colocar ADRIANO frente a frente com ADRIENE CYRILO PINTO, 20 anos. Suspeito e vítima têm versões diferentes para o episódio ocorrido na manhã da véspera do Natal. Ela, que se diz estudante de moda, levou um tiro na mão esquerda quando estava no BMW do atacante, junto com o segurança JÚLIO CÉSAR BARROS DE OLIVEIRA e outras três mulheres. ADRIENE afirmou à polícia que a pistola calibre 40 disparou quando era manuseada pelo IMPERADOR. O jogador do CORINTHIANS nega e afirma que a própria vítima segurava o revólver. É a mesma versão de BARROS e de duas das quatro garotas presentes no carro. “As duas histórias são completamente conflitantes”, aponta o delegado. Por isso, será necessária a acareação. Esta não é a única divergência entre vítima e jogador. Perícia realizada pela Polícia Militar constatou que o tiro partiu do banco de trás do automóvel. ADRIENE assegura que era exatamente onde ADRIANO estava. O jogador jura que ocupava o banco do carona. Os problemas de ADRIENE CYRILO PINTO não se resumiram ao tiro que acertou sua mão esquerda no início da manhã do sábado, dia 24, dentro do carro do corintiano ADRIANO. Um rapaz se dizendo ex-marido da estudante apareceu horas antes da ceia do Natal no Hospital BARRA D´OR e ameaçou causar confusão. Ele estava revoltado com o fato de sua ex-mulher ter passado a madrugada anterior numa balada na BARRA DA TIJUCA, no RIO, com ADRIANO e outras amigas. Também prometia vingança contra o IMPERADOR. O rapaz ainda acusou o atacante de ter sido o autor do disparo. Os pedidos das auxiliares e das enfermeiras para que o homem se acalmasse não surtiram efeito e foi preciso acionar os seguranças do hospital para contê-lo.   

Um menino de 12 anos morreu após um tiroteio em um baile funk realizado na madrugada de domingo numa quadra do MORRO DA LAGARTIXA, em COSTA BARROS, zona norte do RIO. Uma adolescente de 13 anos ficou ferida à bala. A garota, que foi atingida na coxa e foi socorrida no Hospital CARLOS CHAGAS, em MARECHAL HERMES, prestou depoimento na Divisão de Homicídios, na BARRA DA TIJUCA. Ela contou aos policiais que saiu de casa entre 3 h e 4 horas, escondida da mãe. Quando estava no baile, sentiu uma fisgada na perna e, ao colocar a mão no local, viu sangue. Ela estava a caminho de casa quando caiu e foi socorrida por moradores da favela. Ao deixar o morro, o carro que transportava a adolescente ferida foi parado por um grupo de pessoas que avisaram sobre um menino, MAICON EMANUEL DOS NASCIMENTO, também baleado. Ele foi levado no veículo, mas morreu no hospital. A menor informou aos agentes que escutou barulhos pouco antes de ser atingida, mas não soube dizer se eram tiros ou fogos, porque a música estava muito alta. Ela disse, ainda, que não viu brigas na quadra e negou conhecer o menino baleado.

Em menos de 24 horas, três incêndios de grandes proporções movimentaram o Corpo de Bombeiros. Ainda de madrugada, as chamas destruíram aproximadamente 20 barracos de uma favela na Viela MATOS COSTA, no JARDIM DO TRIUNFO, em GUARULHOS, nas margens da Rodovia FERNÃO DIAS. Dezoito equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para combater o fogo, que foi controlado por volta da 1 hora. Segundo a corporação não houve vítimas. As causas do incêndio serão investigadas. Em seguida, outro incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de reciclagem na zona leste. Foram enviadas 12 equipes para combater o fogo no local. Não houve registro de feridos. Por último, um incêndio tomou conta de outro depósito de reciclagem, na zona sul. Também não houve vítimas e seis viaturas dos bombeiros trabalharam no local no meio da tarde do Natal.

O PAPA BENTO XVI pediu hoje na tradicional mensagem natalina, o fim do derramamento de sangue na SÍRIA e a paz no ORIENTE MÉDIO. “Que o SENHOR socorra a humanidade, ferida por tantos conflitos que ainda ensangüentam o planeta”, disse. “Que DEUS possa trazer um fim à violência na SÍRIA, onde muito sangue já foi derramado”. O PAPA também clamou ao mundo que ajude as vítimas da crise de fome na ÁFRICA, onde, segundo estimativas da ONU, aproximadamente 13 milhões de pessoas correm risco de morrer por falta de comida.

Um homem detonou explosivos durante um funeral na cidade de TALOQAN, ao norte do AFEGANISTÃO, e matou ao menos 25 pessoas. Outras 30 ficaram feridas. O porta-voz do governo, FAID MOHAMMAD TAWHEDI, afirmou que o parlamentar ABDUL MUTALEB BALKESTÁ é uma das vítimas fatais do ataque. Horas antes, o Ministério do Interior do país informou que as forças de segurança haviam matado 30 supostos insurgentes e prendido mais sete em uma série de ataques da OTAN, do Exército e da polícia do AFEGANISTÃO.

O Exército sudanês anunciou hoje a morte do líder do principal grupo rebelde de DARFUR, KHALIL IBRAHIM. Líder do Movimento Justiça e Igualdade (MJI), ele não renunciou à violência e rejeitou assinar o acordo de paz fechado em DOHA, no CATAR, no ano passado, entre outros grupos armados e o presidente OMAR AL-BASHIR. Segundo os militares sudaneses, o líder rebelde foi gravemente ferido na quinta-feira, dia 22, em uma ofensiva ao Estado do CORDOFÃO DO NORTE, que matou outros 30 rebeldes. Ele morreu dois dias depois. As autoridades do SUDÃO empreenderam uma longa caçada a IBRAHIM, que se havia refugiado na vizinha LÍBIA, até que a deposição de MUAMAR KADAFI privou-o de abrigo seguro. Em 2008, os combatentes de IBRAHIM lançaram uma ofensiva contra o governo central, com um ataque em CARTUM, que deixou mais de 200 mortos.
A televisão norte-coreana mostrou hoje JANG SONG-THAEK, de 73 anos, usando uniforme de general em um sinal de sua crescente ascensão após a morte de seu cunhado KIM JONG-IL. Uma fonte sul-coreana disse que foi a primeira vez que ele foi visto na TV em um uniforme militar. Sua aparição, ao lado do novo líder KIM JONG-UN sugere que ele garantiu um papel-chave no poderoso Exército da COREIA DO NORTE, que prometeu lealdade ao caçula de KIM JONG-IL, que morreu de ataque cardíaco no dia 17. KIM JONG-UN foi saudado no sábado, dia 24, pela mídia estatal como o “comandante supremo” das Forças Armadas norte-coreanas, de 1,1 milhão de homens, título que era usado por seu pai.

Ao menos 38 migrantes haitianos morreram e outros 87 foram resgatados pela Guarda Costeira cubana depois que a embarcação em que viajavam naufragou no sábado, dia 24, perto da costa leste de CUBA. No CARIBE são comuns os naufrágios das precárias embarcações usadas pelos migrantes haitianos – e também cubanos – para tentar chegar aos EUA. Em julho de 2009, mais de 70 haitianos desapareceram em um naufrágio perto das Ilhas TURCO e CAICOS, outros 118 foram resgatados pelos EUA.  

Cinco explosões em igrejas católicas levaram terror à NIGÉRIA neste domingo de Natal. Ao menos 39 pessoas morreram e várias ficaram feridas após as detonações em série. A seita islâmica BOKO HARAM assumiu a responsabilidade pelos atentados, que seriam uma resposta aos confrontos no Nordeste do país, com forças de segurança que mataram pelo menos 24 pessoas na quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23. Na ocasião, a polícia nigeriana prendeu 14 supostos membros da BOKO HARAM.

O escritor italiano GIORGIO BOCCA morreu hoje, aos 91 anos, em MILÃO, informou a Editora FELTRINELLI, que publicou, entre outros livros seus, O PEQUENO CÉSAR, polêmico ensaio sobre BERLUSCONI. Nascido em CUNEO, em 1920, BOCCA começou a escrever na década de 1930, lutando contra o fascismo ao fundar o grupo JUSTIÇA E LIBERDADE, que tinha um diário para o qual BOCCA escreveu. Um dos fundadores do jornal LA REPUBBLICA, BOCCA é autor de importantes livros sobre política e história italiana, entre os quais A REPÚBLICA DE MUSSOLINI (1977) e a citada obra sobre BERLUSCONI, que marcou sua saída da MONDADORI para a FELTRINELLI. 

Criador de casas de praia populares de formas inusuais, morreu neste domingo, de falência dos rins, o arquiteto norte-americano ANDREW GELLER, aos 87 anos, em SYRACUSE, EUA. GELLER ajudou a propagar a estética modernista entre as massas, vendendo casas pré-fabricadas na loja de departamentos MACY´S, nos anos 1960, logo após apresentar seu protótipo na Exposição Internacional Americana de MOSCOU em 1959. Eram casas de formas puras que lembravam pinturas cubistas e ficaram apenas na memória e nos livros de arquitetura. Poucas delas resistiam em 1999, quando GELLER visitou a praia de HAMPTON, em LONG ISLAND. 



2 012     :      -    TERÇA-FEIRA
Por volta das 8 horas estou levantando neste Natal. LUCINDA ainda está deitada. O problema de saúde enfrentado ontem traz uma triste realidade. LUCINDA não se alimenta bem e fuma muito. MARLENE e JOÃO GOMES, seus filhos, irão interceder mais duramente para que ela não seja tão displicente, deixando de se cuidar e passando por momentos aflitivos por descuido quanto à saúde.
Parece que tudo não passou de um susto. Foi ela prontamente tratada no Hospital Municipal, mas fica a pergunta: e se isso que lhe aconteceu fosse protagonizado num momento em que ela estaria sozinha?
Releio o livro de minhas memórias relativo aos natais passados. Atualizo o dia 25 de dezembro. Relembro episódios marcantes ao lado de minha mãe, falecida em 2004. Pessoas da família ficaram esquecidas num passado que causa certa nostalgia. Os anos passaram e me vejo às vésperas de completar 76 anos.
Nesta tarde, IAGO chama sua bisavó para ir almoçar na casa do NELSON e SORAYA. Ele se preocupa com a saúde da LUCINDA. Aliás, todos estão preocupados com o que aconteceu na passagem de 24 para 25 de dezembro. Vamos passar algumas horas com os parentes do IAGO. Somente depois das 18 horas é que retornamos para casa.

Entre os e-mails que recebo neste natal está o do CORONEL PM PAULO NISHIKAWA, que me chamou a atenção:
Nesta máxima da Cristandade que é comemorado o Aniversário de Cristo não podemos nos esquecer que a personalidade máxima é Ele.
Desejo a você e Família nesta data que é mágica onde conseguimos reunir todos os Familiares, inclusive com a certeza da presença daqueles que já partiram um Feliz Natal com muita Paz e Luz no seu Coração!
Uma data que não devemos nos esquecer dos amigos que nos acalentam e nos motiva a continuar sempre na luta! Amigos: "Pedras preciosas que brilham, mas precisam serem polidas para continuarem brilhando sempre"!
Paulo Nishikawa
Claudionor Viana Teles Veloso, também conhecida como Dona Canô, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, morreu nesta terça-feira (25), dia de Natal. Ela tinha 105 anos e faleceu em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. O velório do corpo de Dona Canô será realizado a partir das 18h no Memorial Caetano Veloso, que fica na cidade natal da família. Dona Canô foi internada no dia 15 de dezembro, no Hospital São Rafael, em Salvador, após sofrer uma isquemia cerebral transitória. Durante o tratamento, a matriarca da família Veloso apresentou uma discreta melhora no seu quadro de saúde e recebeu alta na tarde de sexta-feira (21). Os médicos recomendaram que ela continuasse o tratamento em casa. A idosa teria pedido um vestido branco para deixar o hospital. Ela voltou para sua residência acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a locomoção da mãe em outro carro. O aniversário de 105 anos de Dona Canô foi comemorado no dia 16 de setembro de 2012. A família reuniu amigos para a tradicional missa, que foi celebrada pelo padre Reginaldo Mazotti. A festa aconteceu em casa, no município de Santo Amaro. Regina Casé esteve entre os convidados. No total, Dona Canô teve oito filhos. Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel eram biológicos. Irene e Eunice foram adotadas. Eunice, também conhecida como Nicinha, morreu de insuficiência respiratória em agosto de 2011, aos 83 anos. Dona Canô ficou viúva em 1983, quando "Seu Zeca" morreu, aos 82 anos.
Uma briga em uma festa da Natal, hoje de madrugada, em ALPHAVILLE, em SANTANA DO PARNAÍBA, acabou com a morte de um militar do Exército. O tenente licenciado MAURÍLIO FIGUEIRA PEREIRA, de 28 anos, foi baleado no abdômen por um escrivão da Polícia Civil e morreu no hospital. O agente foi preso em flagrante pela Corregedoria da Polícia. O tenente e o escrivão BRUNO MARTINEZ SILVEIRA, também de 28 anos, eram convidados de uma festa no condomínio. Eles discutiram por volta das 04:30 horas em uma casa na Alameda TASMÂNIA. Ainda não se sabe o que causou a discussão entre os dois. SILVEIRA, que está há pouco mais de um ano na Polícia Civil, teria ido até seu carro, um ECOSPORT. Ele teria tentado atropelar o tenente. Em seguida, sacou sua arma e disparou três vezes. Ele acertou duas balas no abdômen de PEREIRA e, por acidente, a própria perna. À Corregedoria da Polícia Civil, o escrivão disse que se defendeu depois de ser agredido. Houve pânico entre os convidados da festa, que chegaram a quebrar a cancela do condomínio. Quando a Polícia Militar chegou ao local para atender a ocorrência, os feridos já haviam sido encaminhados para unidades médicas. PEREIRA foi levado de helicóptero para o Hospital ALVORADA, onde morreu pela manhã. O escrivão foi encaminhado paa o Hospital Central de BARUERI, onde permanece internado. Em entrevista à TV GLOBO, o delegado corregedor BRUNO SILVA AMATO afirmou que o escrivão foi autuado em flagrante sob a acusação de homicídio doloso
Criminosos aproveitaram os fogos à meia-noite para atacar uma base comunitária da Polícia Militar na Avenida CARLOS LIVIERO, na VILA LIVIERO, zona sul da capital. Além da base, uma viatura foi atingida. Dois suspeitos foram presos em uma moto. Eles tiveram fiança arbitrada em 3.110 reais. Outros dois suspeitos fugiram.
Menina de 10 anos foi atingida na cabeça por uma bala perdida durante as comemorações de Natal, pouco depois da meia-noite, no bairro de PIEDADE, no RIO. Levada para o Hospital Municipal SALGADO FILHO, ADRIELLY DOS SANTOS VIEIRA só foi operada às 8:30 horas porque não havia neurocirurgião de plantão na madrugada. A cirurgia durou cinco horas e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a menina está em estado grave. A direção do hospital informou que o neurocirurgião escalado para a madrugada faltou ao trabalho. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar o caso. Os pais de ADRIELLY informaram que ela foi ferida quando brincava na porta de casa com a boneca que ganhou de presente. A polícia investiga se a bala perdida partiu de traficantes da Favela URUBUZINHO, que, segundo testemunhas, comemoravam o Natal com disparos para o alto. ADRIELLY mora com a família em uma casa entre as Favelas URUBU e URUBUZINHO. Em cinco dias, ADRIELLY é a segunda vítima de bala perdida no RIO. Na sexta-feira, dia 21, a representante comercial FLÁVIA DA COSTA SILVA, de 26 anos, foi baleada na cabeça dentro de um ônibus, no bairro de LINS DE VASCONCELOS, na zona norte do RIO. Ela morreu na manhã de ontem.
Um homem matou uma pessoa e esfaqueou outras cinco durante a ceia de Natal, na madrugada de hoje em OSASCO. Após beber muito, o pedreiro ADELMO RODRIGUES DA SILVA, de 46 anos, pegou a arma e começou a atacar quem estava na festa, na casa de uma sua sobrinha. Quatro das vítimas eram seus parentes. Uma delas, o dono da casa, foi esfaqueada enquanto dormia. O vigilante ERIVALDO TELES MORAIS, de 23 anos, amigo dos donos da casa, foi atingido pelas costas e morreu. O esfaqueador só parou após ser contido por um dos convidados.
Cerca de 500 mil pessoas lotaram a Praia de COPACABANA, na zona sul do RIO, para comemorar o Natal ao som de GILBERTO GIL, STEVIE WONDER e uma participação especial de PRETA GIL. O movimento na praia começou cedo, mas às 19:30 horas, meia hora antes do show, ainda havia lugar perto do palco, montado na frente do COPACABANA PALACE, onde STEVIE WONDER ficou hospedado. WONDER iniciou sua apresentação às 22:17 horas, depois que o público protestou com vaias pelo atraso e o intervalo de mais de 50 minutos entre a apresentação de GIL e a dele. Com os filhos de 11 e 7 anos, ele cumprimentou a plateia com «tudo bem» em português. Declarou seu amor pelo BRASIL e agradeceu pela bênção de estar no RIO no Natal. Apesar de GIL e WONDER terem feito uma apresentação beneficente no domingo, no IMPERATOR, na zona norte do RIO, para uma plateia lotada de vips, famosos foram a COPACABANA hoje e assistiram ao show na areia – entre eles estavam as atrizes PATRÍCIA PILAR, LUANA PIOVANI, CRISTIANA OLIVEIRA e também a cantora MART´NÁLIA. Antes de WONDER, GIL começou seu show pontualmente às 20 horas. Ele cantou sucessos, acompanhado com entusiasmo pelo público do RIO, como PALCO, AQUELE ABRAÇO, NO WOMAN NO CRY e REALCE. Com um samba de ronda, GIL fez ainda uma homenagem à dona CANÔ, mãe de CAETANO VELOSO e MARIA BETHÂNIA, que morreu hoje aos 105 anos. «Viveu uma vida longuíssima. Tantos filhos queridos, tanto amor. Tanta devoção à NOSSA SENHORA, a SANTO AMARO. Mãe CANÔ viverá sempre em nossos corações», disse GIL, que emendou MARINHEIRO SÓ. GIL também recebeu, em seu palco, sua filha PRETA GIL, para uma breve participação ao som de PRETA PRETINHA.
Um avião de transporte militar caiu no sul do CAZAQUISTÃO hoje matando as 27 pessoas a bordo, informou a agência russa RIA. «O avião pegou fogo. Apenas alguns fragmentos permaneceram», disse o chefe do departamento de emergências, VALIKHAN DEREZHEPOVA. Autoridades foram ao local do acidente e descartaram a possibilidade de que alguém tivesse sobrevivido. O comandante da guarda de fronteira do país, TURGANBEK STAMBEKOV, estava a bordo, afirmou comitê em sua página de internet. O avião levava sete tripulantes e 20 militares.
Hospitalizado há mais de duas semanas, o ex-presidente da ÁFRICA DO SUL e líder contra o apartheid, NELSON MANDELA, tem aparência «muito melhor», disse o presidente JACOB ZUMA, hoje. Em visita a MANDELA em razão do Natal, ZUMA informou em um comunicado que os médicos estão satisfeitos com o progresso que o antigo líder está fazendo. Aos 94 anos, o vencedor do prêmio NOBEL DA PAZ deu entrada em um hospital de PRETÓRIA para exames de rotina após cirurgia para remoção de cálculo biliar.
O vice-presidente da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, disse ao canal governista VTV ter conversado durante 20 minutos por telefone com o presidente HUGO CHÁVEZ na véspera de Natal. MADURO afirmou que o líder bolivariano «caminha e dá ordens». É o primeiro relato de uma conversa entre os dois desde o dia 8, quando CHÁVEZ anunciou que faria em CUBA a quarta cirurgia contra um câncer pélvico em 19 meses. Foi sua última declaração pública.
Em sua tradicional mensagem de NATAL, o PAPA BENTO XVI pediu hoje na PRAÇA SÃO PEDRO, o fim dos conflitos na SÍRIA e a melhoria no acesso à ajuda humanitária. «Que a paz brote para o povo da SÍRIA, profundamente machucado e dividido por um conflito que não poupa nem os indefesos e deixa vítimas inocentes», declarou o PAPA.       
2 013     :      -   QUARTA-FEIRA
Os primeiros momentos do NATAL vão nos encontrar na casa de dona SORAYA e NELSON, comemorando, numa confraternização de várias famílias unidas pelo casal, a chegada da data máxima da cristandade.
E a data vai ser muito tranqüila, no recesso do lar, sem grandes acontecimentos. O almoço também é realizado na casa da SORAYA e NELSON, num prolongamento da festa que começou ontem. Quase todos que estavam na Véspera de Natal comparecem para o almoço também.
Mais tarde, pela Internet, vejo as dezenas de mensagens de nossos amigos virtuais, quase todas relativas ao NATAL. Apenas uma delas foge do tema:
A NOSSA COMISSÃO DA VERDADE
Aileda de Mattos Oliveira (*)
Por que admitimos que o centro corruptor da nação estabeleça o controle das ações, impondo a antiordem dos valores comportamentais?
Por que admitimos a depredação dos bens patrimoniais por minorias que, a pretexto de condenar o estelionato político do governo, investem contra as forças policiais, que não encontram respaldo de seus respectivos governadores, principalmente o do Rio de Janeiro, que se escafede vergonhosamente?
Por que não exigimos o nome de quem paga os artefatos com os quais os neorrebeldes destroem o patrimônio público e particular? O dinheiro é do contribuinte, sabemos, mas quem o libera?
Por que permitimos que os policiais militares sofram espancamentos e provocações de jornalistas militantes ligados ao governo e filmem a reação dos policiais, mas não a causa que os levou a se defenderem, para forjarem atos de violência nas matérias sensacionalistas de seus jornais?
Por que não exigimos dos governadores a defesa desses homens, que agem em defesa da parte ordeira da sociedade, sem direito a retornar às suas casas, após um dia de trabalho? Nada fazem por necessitarem da bengala de Brasília para sustentarem-se politicamente com o tradicional servilismo à presidente.
Por que permitimos a perseguição às Forças Armadas, principalmente ao Exército, pelos permanentes guerrilheiros que tentam, por meio de seus articuladores, atingi-las, psicologicamente, com imposições recebidas das organizações mundiais que exigem dela, presidente, obediência, ferindo continuamente a nossa soberania? De feroz mercenária, torna-se mansa e submissa nas mãos de qualquer OEA.
Por que permitimos mais uma afronta aos militares e não reagimos ao Grupo de Trabalho que pretende infestar os quartéis com os miasmas de civis que nunca trabalharam em favor do país?
Por que não usamos da mesma pressão psicológica empregada contra as Forças, a fim de dobrarmos a cerviz dessa inconsequente presidente, já sem prumo na aparência e na mente, pela pegajosa submissão aos sarneys do Caribe.
Por que permitimos que a presidente de direito e o presidente de fato enviem dinheiro da nação brasileira a países cujos dirigentes são perversos ditadores, a fim de beneficiarem o desqualificado torneiro mecânico em seus negócios escusos?
Por que permitimos continuarem esvaziando o erário sem que exijamos a reposição dos muitos milhões que recheiam as contas particulares dos políticos mais indignos e repugnantes que já surgiram em qualquer país do mundo?
Por que não nos unamos e damos a resposta merecida e na justeza do peso político e social que as Forças Armadas sempre tiveram num país de irresponsáveis que jogam nas suas costas os problemas causados pela desobediência civil?
Criemos, a nossa CVSG – a Comissão da Verdade Sobre os Guerrilheiros e vamos levar essa máfia insaciável, que trabalha incansavelmente para a desagregação das unidades étnica e territorial e o esboroamento das Instituições, às barras dos tribunais, antes que a Justiça acabe tragada pela corruptora PEC 37, a da Impunidade.
Que seja convocada em ato público, a presidente que acumula o cargo de Comandante em Chefe (Que Deus me perdoe esta heresia!) para esclarecer à Nação, quando era Dilma ou Estela ou Dulce ou Patrícia ou Wanda, a “camarada de armas” de José Dirceu.
Que seja convocada para confessar quem lançou a bomba que matou covardemente o jovem soldado Mário Kozel Filho.
Que seja convocada para dizer que mão programou a bomba que mutilou Orlando Lovecchio e a que matou e mutilou no Aeroporto Guararapes.
Que seja convocada para dizer onde estão ou como gastou ou onde depositou os dólares roubados do cofre do então governador Adhemar de Barros.
Que diga se foi mentor (assim mesmo, não ajeitemos o gênero da palavra ao gosto desta senhora) dos assaltos a bancos com vítimas de inocentes clientes que aguardavam a sua vez. Que mostre as sequelas das contínuas torturas que diz ter sofrido. Talvez seja o corte da cabeleira desgrenhada como mostra a foto empunhando seu amigo fuzil.
Que seja convocada para explicar tanta versatilidade numa cabeça que hoje se mostra vazia de inteligência, de raciocínio, de clareza na expressão de um simples pensamento de quatro palavras. Diante da amostragem de ineficiência no trono que sempre desejou, supõe-se que, ou a Dilma é outra, e esta é a Estela ou Wanda, ou nenhuma delas. O país precisa saber a verdade desta senhora e de tantos outros, peças excrescentes da política nacional.
Que seja convocada a Maria do Rosário, a de maus bofes, para informar qual a sua real função num ministério criado por imposição de organizações internacionais que interferem constantemente na soberania do Brasil, porém, é paga pela própria vítima: o contribuinte brasileiro. Quem é esta maquiavélica criatura que usa nome de beata, mas nada mais é do que a encarnação do mal?
Que seja convocada a tal “ministra da mulher” cujo nome faço questão de não pronunciar e não digitar, pelo asco que me causa a sua vida mais que pregressa.
Que sejam convocados o Dirceu, o falso Genoíno, o Vanucchi que recebeu de seus patrões da OEA um assento de urtiga na CDH para tramar contra o próprio país. Que sejam convocados todos os demais traidores, cujas fotos estão em desfile constante pela internet.
Que sejam, enfim, mostrados em público os mercenários desejosos de implantar a “democracia” cubana, e atiram-se como chacais ao dinheiro público, para jogá-lo na sarjeta dos senis Castros e dos criminosos ditadores de países africanos.
Ações antidemocráticas são a marca registrada do rebotalho vermelho.
Este é o momento de criarmos a nossa CVSG, a Comissão da Verdade Sobre os Guerrilheiros, de ontem e dos que estão começando a irromper no país.
Está lançada a ideia fundamental!
(*) Doutora em Língua Portuguesa, membro da Academia Brasileira de Defesa._.__.___             __,_._,
Caríssimos Amigos de minhas listas,
Agradecendo e retribuindo a todos os que, gentilmente, nos privilegiaram com seus votos, e estendendo-os aos demais, penso que o texto abaixo, recebido do Dr RICARDO LEME, um jovem médico cirurgião de alto nível, ser humano de especial estrutura, filho do grande Amigo / Irmão CEL JOSÉ DE ALMEIDA LEME, que tomo a liberdade de reproduzir, traduz muito do que penso a respeito da celebração que praticamente toda a humanidade está realizando hoje.
Augurando-lhes pleno sucesso em todos os propósitos de 2014, envio-lhes cordial e forte abraço.
Corrêa de Carvalho
"Olá,
Existe uma tensão no natal que pede atenção. Diz respeito ao vermelho e à relação entre vontade e desejo. Vontade é nascimento é natural é natal. Desejo, padecimento é normal é animal! A oração ao Papai Noel crucificado fala um pouco mais disso: http://faceblogo.blogspot.com.br/2013/12/oracao-ao-papai-noel.html Para um momento tranquilo...Um bom nascimento no coração.
Boa semana
Ricardo"
Ser o que É, eis a questão do humano! Cá e lá estivemos, estamos, estaremos, mas até quando? Quantas mortes ainda? Quanta vida! O Eu clama o olhar evitado pelo ego: "Conhece-te a ti mesmo"! Faça sua parte.
Alétheia! Traduttore, traditore... Cara, coroa, coração, signos do indizível. Cristal que observa e irradia, somos caos e cosmos, respirando e pulsando, sua vida... Seja!
ORAÇÃO AO PAPAI NOEL
Querido Papai Noel que me ensina a sina do gostar de ter
De presente peço uma lembrança:
Que a Criança no presépio a nascer
Seja sempre lembrada a nós por você.
Seu vermelho brilhante, quero crer,
remete ao sangue em que o amor se encarnou.
E se isso não for, por favor!!
Sua barba branca seja franca
não esconda o rosto da verdade
dO Menino Sua Santidade.
E se me engano peço o favor
não seja isso estímulo ao pobre consumidor...
Não se ofenda por amor quanto à cruz
Se está aqui é só porque lembra Jesus.
Criança que está a nascer
Representante maior do Ser.

Nesta tarde, a chuva caiu forte em todas as regiões da capital. A tempestade atingiu a cidade por volta das 16 horas e começou sobretudo nas zonas leste e norte da cidade. Essas regiões entraram em estado de atenção às 16:18 horas, de acordo com o CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). O TÚNEL DO ANHANGABAÚ ficou alagado e teve de ser fechado e a faixa local da RODOVIA AYRTON SENNA, sentido interior, também ficou debaixo d´água. A última região a entrar em estado de atenção foi a zona sul, às 19:10 horas. Entre as vias com pontos intransitáveis estavam a TURIASSU e BARÃO DE BANANAL, na LAPA, e a 23 DE MAIO, em ambos os sentidos, no Centro.

Um jovem de 18 anos foi baleado no lado esquerdo do abdômen durante assalto, ontem à noite na VILA ROMANA, região da LAPA. A vítima chegou ao escritório da mãe, na Rua VESPASIANO, altura do número 247, por volta das 21:20 horas. Enquanto estacionava o seu PEUGEOT prata, foi abordado por um bandido que anunciou o assalto. Em depoimento, o jovem contou aos PMs que tomou o tiro enquanto pegava o celular no veículo. O bandido fugiu com o carro da vítima.
O rapaz foi levado para a AMA-SOROCABANA e, na seqüência, transferido ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas. O quadro dele é estável, sem risco de vida.

O novo PARQUE AUGUSTA, uma área de mais de 24 mil metros quadrados localizada entre as ruas AUGUSTA, CAIO PRADO e MARQUÊS DE PARANAGUÁ, na CONSOLAÇÃO, centro de SÃO PAULO, vai custar à Prefeitura ao menos 70 milhões de reais. Esse é o valor calculado no último levantamento realizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente somente com a compra do terreno. A criação do parque foi oficialmente confirmada no Diário Oficial da Cidade, edição de ontem.

A estátua de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, em COPACABANA, que já teve os óculos roubados pelo menos oito vezes, foi alvo de outro tipo de vandalismo na madrugada de NATAL. Câmeras da prefeitura instaladas na orla flagraram um casal pichando a estátua por volta da uma hora de hoje. As imagens serão encaminhadas pelo Centro de Operações RIO para a policia. Também durante a madrugada, a estátua em homenagem ao colunista ZÓZIMO BARROSO DO AMARAL, no Posto 12, no LEBLON, foi alvo de vândalos, que picharam o monumento. Os gastos com reparos na obra de DRUMMOND giram em torno de 25 mil reais.

A defesa do operador do mensalão, MARCOS VALÉRIO, protocolou na última segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal, pedido de transferência do cliente da penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA, para o presídio NELSON HUNGRIA, de segurança máxima, em BELO HORIZONTE. O advogado MARCELO LEONARDO afirmou que VALÉRIO decidiu reivindicar a transferência para atender a pedido da família, que mora na capital mineira. Segundo o defensor, a mãe de VALÉRIO, idosa, enfrenta dificuldades de locomoção para visitá-lo. VALÉRIO foi condenado no julgamento do mensalão a 40 anos, quatro meses e seis dias de prisão.

Pelo menos 38 pessoas tinham morrido até esta noite em conseqüência das chuvas que deixaram dezenas de cidades em MINAS GERAIS e no ESPÍRITO SANTO debaixo d´água. Nesta manhã, a Defesa Civil de SARDOÁ, no leste de MINAS, encontrou o corpo do menino de 7 anos que tinha sido soterrado por um deslizamento no dia 17. Ele é a 17ª vítima fatal em MINAS. No ESPÍRITO SANTO foram mais 21 mortes. Além do garoto, o resto da família – cinco pessoas – também morreu no incidente. Vinte e quatro cidades decretaram situação de emergência. IPATINGA, no VALE DO AÇO, um dos municípios mais castigados pela água, está em estado de calamidade pública. Ao todo, 3410 pessoas estão desalojadas no Estado e 744 desabrigadas. Além disso, 6148 casas foram danificadas e 67, destruídas.
Uma cena terrível mostrou a situação dos moradores de ITAGUAÇU, no noroeste do ESPÍRITO SANTO. Eles decidiram pegar comida suja de lama que foi descartada por um mercado. Falta o básico na cidade, como água, leite, açúcar e arroz. O governo do Estado comunicou que tem enviado kits de sobrevivência para as cidades atingidas, mas as vítimas reclamam que isso ainda não é suficiente. Para o TENENTE DOUGLAS BRIEL, do Corpo de Bombeiros, a situação no município chegou a um nível caótico. A Caixa Econômica Federal anunciou que moradores de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.     

O sueco GUNNAR ERICSSON, membro honorário do Comitê Olímpico Internacional, morreu aos 94 anos. A informação foi divulgada pela entidade hoje. ERICSSON se tornou integrante do COI em 1965 e passou a ser membro honorário em 1996. De 1988 a 1997, fez parte do Comitê Executivo e presidiu várias comissões. As causas da morte não foram divulgadas. “Ele personificava os valores olímpicos; o COI sempre se lembrará dele com profunda gratidão e grande respeito”, disse o presidente do órgão, THOMAS BACH.  

A RÚSSIA retirou, hoje, formalmente as acusações contra a bióloga brasileira ANA PAULA MACIEL, uma das 30 pessoas ligadas ao GREENPEACE presas em setembro durante um protesto contra a exploração de petróleo no ÁRTICO. Além dela, todos os outros membros do grupo serão beneficiados pelo cancelamento das investigações. De acordo com o GREENPEACE, agora os 26 membros do grupo que não são da RÚSSIA vão entrar com pedido de visto de saída para poderem voltar para seus países.

Na sua primeira mensagem de NATAL, o PAPA FRANCISCO lembrou o sofrimento causado pelas “guerras que destroçam tantas vidas”. Da sacada central da BASÍLICA DE SÃO PEDRO, o PAPA frisou que “as crianças são as vítimas mais vulneráveis das guerras”. FRANCISCO pediu ainda que os “idosos, as mulheres agredidas e os doentes” também sejam lembrados. Em seguida, o pontífice rogou a DEUS que leve a paz para os lugares do mundo castigados por conflitos como SÍRIA, IRAQUE,  REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA e a TERRA SANTA, entre outros.

Um cruzeiro com cerca de 70 pessoas a bordo encalhou no gelo quando navegava próximo à ANTÁRTICA, segundo informações da Autoridade Marítima Australiana. O navio leva 50 turistas, cientistas e exploradores e 20 tripulantes. De acordo com o órgão, não há risco imediato para os passageiros. Três navios quebra-gelos foram mandados hoje para a região, mas eles devem levar até três dias para chegar ao local do acidente.

GENEBRA - O Estado de S.Paulo (Texto atualizado às 10h40 de 25 de dezembro de 2013):
A ONU encontrou ontem uma vala com 75 corpos de cidadãos da etnia dinka na cidade de Bentiu, no Sudão do Sul. Outros dois locais, com números não determinados de corpos, foram encontradas na capital, Juba. As descobertas aumentam suspeitas de que massacres étnicos estejam ocorrendo na onda de violência que se instalou no país desde uma tentativa de golpe de Estado na semana passada. "Execuções extrajudiciais em massa, ataques a indivíduos por critérios étnicos e detenções arbitrárias foram registrados nos últimos dias", afirmou a chefe do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay. Em comunicado, a organização afirma estar "muito preocupada com a segurança daqueles que foram presos e estão sendo mantidos em locais desconhecidos, incluindo várias centenas de civis que foram detidos em suas casas e hotéis em Juba".
Navi pediu contenção aos dois lados do conflito. Insurgentes dentro das Forças Armadas juntaram-se a civis e grupos paramilitares para tentar derrubar o presidente sul-sudanês, Salva Kiir, após a deposição do vice-presidente Riek Machar. Kiir é da etnia dinka e Machar, que passou a líder dos rebeldes, é do grupo nuer. A porta-voz da ONU em Genebra, Ravina Shamdasani, disse que os mortos em Bentiu são possivelmente integrantes do Exército do Sudão do Sul, mas não houve confirmação imediata da informação. Na segunda-feira, dia 23, o presidente e o líder da insurgência enviaram sinais de diálogo um ao outro, mas a violência continuou a se intensificar. Estados Unidos, Grã-Bretanha, Quênia e outros países enviaram diplomatas e apoio militar para retirada de seus cidadãos que estavam no país. O governo americano deslocou 150 fuzileiros navais para o vizinho Djibouti. Ontem, dia 24, os militares estavam prontos para cruzar a fronteira caso fosse necessário para apoiar os trabalhos das equipes de retirada. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao Conselho de Segurança que aprovasse o envio de 5,5 mil soldados para reforçar a missão de paz que a organização mantém no Sudão do Sul. "As Nações Unidas estiveram ao seu lado no caminho para a independência. Estaremos ao seu lado agora", prometeu Ban ao povo do país. A votação da resolução que autorizaria o deslocamento estava prevista para ontem, mas, até o meio da tarde, não havia acontecido. Auxílio. O coordenador da ajuda humanitária da ONU no Sudão do Sul, Toby Lanzer, alertou ontem para a necessidade de mais recursos. Dezenas de milhares de civis estão refugiados nas bases da organização nas principais cidades do país. A situação, segundo Lanzer, é "particularmente grave" nos Estados de Jonglei e Unidad, que caíram nas mãos dos rebeldes que tentam derrubar o presidente Salva Kiir. "Eles (os refugiados) podem aguentar por um curto prazo, mas não aguentarão a situação por muito tempo", afirmou. Combates abalam setor petrolífero. O início do conflito entre rebeldes e forças do governo no Sudão do Sul derrubou a produção de petróleo, maior fonte de receita do país. O ministro do Petróleo do país, Stephen Dhieu Dau, disse ontem que toda a produção no Estado de Unity foi interrompida após os primeiros ataques dos insurgentes. "Fechamos temporariamente a produção no Estado de Unity, que vinha produzindo 45 mil barris por dia". No total, o Sudão do Sul produz 245 mil barris diariamente. Ainda de acordo com o ministro, o setor não foi afetado no Estado de Upper Nile, que concentra a maior parte da extração sul-sudanesa do recurso. Cidades inteiras da região rica em petróleo do Sudão do Sul teriam caído nas mãos dos insurgentes, segundo relatos enviados por agências de notícias nos últimos dias. / REUTERS
25 DE DEZEMBRO DE 2014    :    -   QUINTA-FEIRA
A madrugada do NATAL vai nos encontrar na casa do NELSON e SORAYA. Mais uma vez vimos raiar o NATAL nessa residência, ao lados dos parentes da KÁTYA e IAGO.
Faço neste NATAL uma completa revisão de todos os natais que passei em minha existência, através da leitura de minhas memórias. Isso demanda um certo tempo. A reflexão das páginas escritas ao longo de todo esse tempo faz concluir que a vida é efêmera e que as paixões e desenganos que passamos são sepultados em poucos anos.
 
Ana Lucia da Conceição Monteiro Viana
)
Boa Tarde Mário! Feliz Natal! Que Deus abençôe você e sua família.
Gostei muito do seu Blog. Entrei como participante. Pelo menos tentei,rs,rs,rs. Pois tem coisas que não sei fazer no computador. Obrigada por ter colocado no seu blog, não sei se você viu mas mandei para você o vídeo do assalto, inclusive ontem apareceu na TV, pois como colocaram no Guarujá em alerta, chegou na TV. O pior é que os imóveis aqui acabam desvalorizando...Espero que seu amigo Coronel Ricardo tome as providências solicitadas logo, um grande abraço Ana Lucia.

Pancadas de chuva atingiram toda a cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (25). Em algumas regiões, inclusive, houve registro de queda de granizo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão ligado à Prefeitura da capital.
As zonas Norte e Leste, além do Centro e da Marginal Tietê foram colocadas em estado de atenção para alagamentos a partir das 15h10. As demais regiões, as zonas Sul, Sudeste e Oeste, além da Marginal Pinheiros, entraram em atenção a partir das 15h40.
De acordo com o CGE, a chuva foi forte com potencial para queda de granizo nos bairros de Vila Medeiros, Tucuruvi, Vila Maria e Jaçanã, na Zona Norte. Em Guarulhos, a chuva era leve com pontos moderados no horário. A mesma condição de chuva forte com possibilidade de queda de granizo era observada na Zona leste, nos bairros de Tatuapé, Mooca, Belém, Brás, Penha e ila Carrão.
A chegada da brisa marítima aumenta as condições para a formação de novas instabilidades que devem atingir outras regiões da capital paulista e cidades da Grande São Paulo, segundo o CGE.
Até as 16h30, a capital havia registrado ao menos 13 pontos de alagamento nas vias da capital, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Além disso, foram registradas quatro quedas de árvores: na Praça Pascoal Martins com a Rua Dr. Moisés Kahan, Na Rua Maria Antônia, na Rua Santo Amaro e na Rua Frei Caneca com Matias Aires.
Segundo o CGE, choveu 44,2 mm cúbicos no bairro da Mooca, na Zona Leste, na tarde quinta-feira, o maior índice registrado na capital.

Queda de barreiras e árvores fecharam pistas nos dois sentidos da Rio-Santos, entre Maresias e Camburi, em São Sebastião
Anualmente, a temporada de chuvas no Sudeste é sinônimo de enchentes, desabamentos e caos nas cidades atingidas. Mal começou o verão e os moradores da capital paulista já recordaram vividamente, com as chuvas dos últimos dias, qual é a sensação que as violentas tempestades levam à cidade – algo que ainda não haviam enfrentado em 2014 . Mas mesmo quem adiantou o recesso de fim de ano para aproveitar a tranquilidade do mar no litoral do Estado começa a sofrer com a violência da natureza aliada à falta de estrutura proporcionada pelas autoridades locais.
A Rio-Santos, um dos principais acessos ao litoral norte paulista, por exemplo, está desde o início do dia completamente interditada entre os Km 171 e 151. São vinte quilômetros de estrada completamente bloqueados com terra, lama, pedras e árvores que despencaram dos morros que delineiam a serra em direção a algumas das mais badaladas praias do litoral paulista e ao Sul do litoral fluminense. 
O trecho começa no popular bairro de Maresias, point do surfe no Estado, e vai até o Camburi, conhecido por seus restaurantes e bares, também em São Sebastião. Ambos são espécies de vilarejos no município do litoral norte cujos acessos só são possíveis por meio de estradas. Devido às ocorrências na Rio-Santos, o único meio de chegar a eles é por meio da Rodovia Tamoios, que funciona normalmente. Para aqueles que desciam ao litoral norte pela via interditada, no entanto, a única solução foi dar meia-volta.
De acordo com a Defesa Civil do município, ao menos 70 pessoas ficaram desalojadas devido às chuvas registradas no início da manhã. Em apenas cinco horas choveu 89 milímetros, o acumulado esperado para todo o mês de dezembro. O estrago foi tanto que o prefeito de São Sebastião, Ernani Primazzi (PSC), pediu aos turistas que adiassem a descida para a região. Maresias, Boiçucanga, Camburi e Juquehy seguem em situação de alerta devido às enchentes, que acabam sendo mais críticas devido à 
maré alta.
Santos e região
Não foi só o litoral norte que sofreu com as chuvas deste final de ano. José Carlos Turviani da Silva, da Defesa Civil de Santos, no litoral sul, afirma que, apesar da trégua nesta tarde, a cidade teve uma série de alagamentos nas últimas 72 horas, quando choveu um impressionante acumulado de 277.8 mm – quase quatro vezes a mais do que o esperado para todo o mês. Segundo ele, três famílias foram encaminhadas para a casa de parentes após ficarem desalojadas; uma delas perdeu o barraco onde residia após a queda de um muro. "Nosso problema maior é chuva forte com maré alta, até porque há pontos da cidade abaixo do nível do mar e a nossa drenagem vai direto para ele", conclui. Não há registro de feridos.
No município de Guarujá também houve diversos pontos de alagamento com as precipitações de 301 mm nas últimas 72 horas – o recorde dos últimos 36 anos, segundo a Defesa Civil da cidade. Equipes permanecem ao longo de toda a tarde fazendo vistoria nos morros que cercam a ilha.
Neste ano de 2014 as Prefeituras do litoral paulista realizam campanha para evitar descargas elétricas em seus 427 quilômetros de praias: elas avisam para jamais permanecer na areia ou na água quando estiver chovendo a fim de evitar ser atingido por raios. Também aconselha mos motoristas a permanecerem longe de estradas e rodovias quando da ocorrência de tempestades.
Na terça-feira (23), o mau tempo levou o asfalto da pista local da Rodovia Presidente Dutra a ceder completamente em um dos acessos a São José dos Campos, no interior de São Paulo. A temporada de chuvas promete ser intensa, ao contrário do que ocorreu no último Verão. Como pouco ou nada foi feito para evitar os contratempos causados pelo clima, casos semelhantes se tornarão algo provavelmente recorrente daqui para frente.

Um engavetamento entre um trólebus, um micro-ônibus e um carro, teve o automóvel ‘prensado’ pelos dois coletivos na Zona Leste de São Paulo na tarde da última quarta-feira. O acidente aconteceu na avenida Mateo Bei, na altura do número 2225.
Segundo a Companhia de Engenharia de Trafego (CET), o acidente aconteceu por volta das 17h. O motorista e uma passageira que estavam dentro do carro tiveram ferimentos leves, com leves escoriações para o motorista e a passageira com uma fratura no braço.
Ainda de acordo com a CET, a avenida ficou bloqueada durante uma hora nos dois sentidos, até a polícia liberar o trânsito após o atendimento às vítimas. Às 18h15  a pista sentido bairro – centro foi liberada e às 19h30 a pista da esquerda sentido centro – bairro também voltou ao normal.
Às 23h20 a ocorrência chegou ao fim. As duas vítimas foram levadas ao Pronto Socorro do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, que não pode confirmar se a dupla já foi liberada.

A paz e a confraternização, características do NATAL, passaram longe de um grupo de cerca de 200 jovens em OSASCO, na GRANDE SÃO PAULO, durante a madrugada e a manhã de hoje. A maneira que eles encontraram para celebrar o nascimento de JESUS foi promovendo baderna pelas ruas do bairro JARDIM CONCEIÇÃO enquanto participavam de um baile funk regado a drogas e bebidas alcoólicas.
O grupo chegou a fechar parte da Avenida dos TRABALHADORES e outras vias de OSASCO. Os vândalos subiram em cima de carros que tentavam furar o bloqueio imposto pelos funkeiros. Alguns veículos foram depredados. A música estava tão alta que podia ser ouvida de longe.
A Polícia Militar foi acionada e houve muita correria quando os agentes chegaram. As imagens do corre-corre foram capturadas pelas câmeras de uma emissora de televisão. Nelas é possível ver os policiais com cassetetes nas mãos correndo atrás dos jovens, mas eles conseguem escapar da perseguição. Motos também foram usadas pelos funkeiros para fugir da PM.
Bombas de efeito moral foram lançadas e ambulantes que vendiam bebidas para a multidão também tiveram de dispersar. Muito lixo foi deixado nas ruas pelos arruaceiros.
Ao menos seis viaturas da PM participaram da ação. De acordo com a corporação, apesar de ter havido a perseguição aos funkeiros, não houve detidos. Porém, três carros e duas motos com queixas de roubo e furto foram localizados no local onde foi montado o baile funk.
No mesmo bairro onde ocorreu o pancadão, quatro ladrões, por volta das 2:30 horas, em um carro roubado, trocaram tiros com a PM. Dois suspeitos menores de idade morreram no confronto.
Segundo a PM, o tiroteio começou quando os criminosos pararam a veículo e tentaram fugir a pé. Armados, teriam atirado contra os policiais. Foram mortos KENNEDY DA COSTA SANTOS, de 15 anos, e CARLOS EDUARDO CONCEIÇÃO, de 16 anos.

A aposentada DJANIRA DA SILVA, de 75 anos, morreu vítima de um incêndio nesta madrugada logo depois de participar da ceia de NATAL com a família, na VILA MARIA, zona norte. O quarto onde ela dormia pegou fogo. Ainda não se sabe a causa do incêndio. Segundo a família, a aposentada costumava fumar dentro do quarto. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a ocorrência. Quando os parentes notaram que a fumaça saía pela janela do cômodo, as chamas já tinham se alastrado sobre a cama onde a idosa dormia, disseram à polícia.

O empresário CELSO MORELLI, de 27 anos, foi morto a tiros após deixar uma casa noturna onde ocorreu uma briga na quarta-feira, na zona norte. Um PM, pai de um dos envolvidos na discussão, foi preso acusado de ser o autor dos disparos.    

Eles lutaram. Mas, do ponto de vista de seus líderes, não o suficiente. Quando os combatentes do movimento jihadista "Estado Islâmico" (EI) retornaram no último final de semana da batalha pela cidade de Sindchar, no norte do Iraque, seus líderes não mostraram paciência alguma. Meios de comunicação informaram que várias dezenas de homens do EI foram executados pelo próprio grupo jihadista.
Na opinião dos comandantes do grupo, isso foi uma punição justa pela derrota do grupo na luta contra a milícia curda pershmerga. Os pershmergas obtiveram sucesso ao reconquistar partes da cidade antes controladas pelos jihadistas.
Da mesma forma brutal procederam os comandantes do EI também na Síria. De acordo com relatos da mídia, cerca de 100 combatentes predominantemente europeus foram executados. Depois de lutar, eles queriam voltar para seus países de origem. De acordo com a mídia, centenas de outros combatentes ainda são vigiados, já que eles queriam abandonar as zonas de combate.
"As execuções têm o objetivo de servir como dissuasão e como um alerta para todos que não querem mais lutar pelo EI", afirma a cientista política Gülistan Gürbey, da Universidade Livre de Berlim. A punição atinge principalmente os combatentes que não teriam se engajado pelo EI por convicções ideológicas, mas por outros motivos – como a esperança de receber vantagens materiais.
"Já aqueles que se juntaram ao movimento por convicção ideológica não se opõem a essas ações. Eles até mesmo a saúdam", diz Gürbey.
EI perde sua dinâmica: O ritmo no qual o EI tinha tomara parte considerável da Síria e do Iraque parece ter perdido impulso em muitos lugares. Em parte, a marcha se estagnou de forma completa – como na cidade de Kobane, no norte da Síria. Lá, há meses os terroristas do EI promovem grandes batalhas contra o exército curdo.
A ajuda da aliança internacional, por meio de seus ataques aéreos, foi decisiva para deter a marcha do EI. Porém, tudo tem seu preço: até agora, centenas de curdos morreram nos combates. Ainda maior é o número de vítimas do lado do EI. De acordo com informações do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, mais de mil jihadistas morreram em Kobane.

Saquear cargas de caminhões que tombaram não é um ato praticado só no BRASIL. Em HONG KONG (CHINA), um carro-forte que levava mais de 181 milhões de reais sofreu uma acidente em uma das ruas mais movimentadas do bairro de WAN CHAI. Cerca de 12 milhões em cédulas ficaram espalhados pelo asfalto. Motoristas e pedestres que passavam pelo local não se acanharam em pegar as notas caídas pelo chão.
O incidente aconteceu na hora do almoço e causou muito tumulto. Dezenas de pessoas aproveitaram que a polícia ainda não havia chegado ao local para isolar a área e levaram o dinheiro.
Até uma idosa, considerada "uma senhora comum, típica de HONG KONG", de acordo com uma testemunha, teria carregado dez pacotes contendo 1.720 reais. "Ela estava com uma braçada de pacotes de dinheiro, que era o máximo que ela conseguia carregar. Depois, desapareceu nas profundezas de WAN CHAI", afirmou a testemunha ao jornal "SOUTH CHINA MORNING POST".
A van que transportava os valores estava com um problema na porta, por isso o dinheiro acabou caindo do veículo. A polícia fez uma apelo para que as pessoas devolvessem as notas que tinham levado. As autoridades alertaram a população que ficar com os valores é considerado crime. Logo após o incidente foram recuperados 5,8 milhões de reais.

O governo de SERRA LEOA anunciou hoje o isolamento imediato por cinco dias da região norte do país. A iniciativa pretende bloquear a disseminação do VÍRUS EBOLA. Várias regiões estão submetidas a restrições de deslocamento por causa da doença. O país é o que o maior número de vítimas registradas na ÁFRICA OCIDENTAL. A decisão de isolar o norte foi confirmada pelo ministro provincial ALIE KAMARA. Atualmente, SERRA LEOA contabiliza 8.939 casos confirmados e 2.556 mortos.

A morte de mais um jovem negro pela polícia de BERKELEY, cidade do MISSOURI próxima de FERGUSON, cenário de violentos protestos raciais nos últimos meses, reacendeu as tensões nos ESTADOS UNIDOS. ANTÔNIO MARTIN, 18 anos, morreu terça-feira à noite, vítima de disparos efetuados por um policial branco. Segundo a versão da polícia, o jovem estava armado e apontou a arma ao agente em um posto de gasolina. Depois da morte, houve protesto e confronto. Quatro pessoas foram presas. 

O PAPA FRANCISCO apelou, na tradicional mensagem de NATAL, pelo fim da violência, do tráfico e dos maus-tratos sofridos pelas crianças e pelo fim da "perseguição brutal" e dos massacres e captura de reféns. Na mensagem URBI ET ORBI (A CIDADE E AO MUNDO), ele referiu-se às violências fundamentalistas no globo. FRANCISCO exigiu o fim da "perseguição brutal" dos "grupos étnicos e religiosos" no IRAQUE e na SÍRIA e lamentou que "muitas pessoas sejam reféns ou assassinadas" na NIGÉRIA.


O ator britânico David Ryall, conhecido por seu papel do mago Elphias Doge no filme Harry Potter e as relíquias da morte morreu aos 79 anos, informou sua família neste domingo (28). "Por favor, tirem um instante para lembrar sua enorme carreira, que abrange mais de cinco décadas e vai além dos filmes e séries mais conhecidos", disse a filha do ator, Charlie Ryall, à emissora BBC.
Ryall, que morreu no dia do Natal, atuou em seus mais de 50 anos de carreira de filmes como The Elephant Man (O homem elefante, 1980) e séries de televisão como A Vila e Outnumbered.
Em 2010, Ryall substituiu no papel de Elphias Doge o ator Peter Cartwright, que o tinha interpretado nos longas anteriores da saga de Harry Potter. Doge é um feiticeiro amigo de Albus Dumbledore, diretor da escola Hogwarts e um dos magos mais poderosos da saga.
Além do filme dirigido pelo britânico David Yeats, Doge participou de A volta ao mundo em 80 dias (2004) e Um fantasma apaixonado (1990).

2 015    :     -    SEXTA-FEIRA
O raiar do NATAL vai nos encontrar na casa do NELSON e SORAYA, juntamente com dezenas de pessoas que sempre visitam o casal nessa época do ano. De mãos dadas, rezamos em agradecimento a mais esse NATAL e, depois, há a tradicional troca de presentes através do "amigo secreto". Isso vai até quase duas horas da madrugada.
Levanto tarde. No computador, prefiro atualizar o 25 de dezembro, antes de outros dias atrasados. Vejo muitos natais de minha existência, através das páginas de minhas memórias. Isso me ocupa a manhã toda.

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em uma colisão frontal entre duas motocicletas na Pista da Raquete, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus. O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (25), feriado de Natal.
De acordo com informações da polícia, a colisão foi registrada às 2h30. Um casal seguia em uma das motos, enquanto a outra era ocupada por dois amigos. Os condutores dos dois veículos morreram no local com politraumatismo e traumatismo crânio encefálico.
O motociclista Wellignton Moreno da Silva, 18, não resistiu aos ferimentos. Um amigo que estava na moto com ele foi arremessado a cerca de 5 metros de distância. O ferido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado, em estado grave, ao Hospital João Lúcio.
O irmão de Wellignton, Janderson Moreno, 25, disse ao G1 que presenciou o momento do acidente. Ele relatou que o irmão estava subindo a Pista da Raquete, no sentido Centro/bairro, quando o outro motoqueiro, que estava no sentido contrário, tentou desviar de parte de um quebra-mola, perdeu o controle, invadiu a contramão, atingindo frontalmente a moto de Wellignton da Silva.
A outra motocicleta era conduzida por um auxiliar de produção, de 24 anos. Ele também morreu no local do acidente. Uma passageira que estava com ele ficou ferida e também foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao João Lúcio.
O acidente foi registrado no 14º Distrito Integrado de Polícia, que deve apurar o caso.

Dois turistas morreram hoje de madrugada em tentativas de assalto na PRAIA GRANDE, litoral paulista. Os casos aconteceram no mesmo lugar, em um semáforo da Avenida DOUTOR ROBERTO DE ALMEIDA DAS VINHAS com a Rua DOM PEDRO 2º, no bairro OCIAN. No primeiro crime, ocorrido pouco depois da meia-noite, a professora paulistana MARIA DA CONSOLAÇÃO DUARTE, 65 anos, foi atingida por um tiro na cabeça. Segundo a polícia, o marido da vítima conduzia o carro e parou no sinal quando três homens de bicicleta cercaram o veículo. Um deles bateu com a arma na janela do passageiro, onde estava a docente, e disparou. A mulher foi levada ao Pronto Socorro QUIETUDE, mas não resistiu aos ferimentos. Nesta tarde, a polícia prendeu um menor que confessou ser o autor do disparo. O outro caso aconteceu três horas depois. O consultor PEDRO HENRIQUE CARDOSO TECEDOR, 42, morador de ITANHAÉM, parou no semáforo e um homem abordou o veículo anunciando o roubo. O motorista acelerou e foi atingido por um tiro no braço esquerdo. A vítima conseguiu dirigir por 650 metros, mas perdeu os sentidos. Ele foi levado até o mesmo pronto-socorro e também morreu. Os casos serão investigados pela Delegacia Geral de PRAIA GRANDE.

Um homem morreu e outras sete pessoas ficaram feridas nesta madrugada em um acidente na Avenida DOS DIREITOS HUMANOS, na zona norte. A vítima fatal estava com outras três pessoas paradas no semáforo quando outro veículo bateu de frente em seu carro. O carro que causou o acidente era roubado. Os outros envolvidos estão internados.

O dia de NATAL foi marcado pela violência no RIO DE JANEIRO. Um tiroteio deixou um morto e quatro pessoas feridas, entre elas um policial militar, no início desta manhã, na FAVELA DA ROCINHA. O corpo do comerciante JOSÉ AURI, de 53 anos, foi encontrado por policiais na localidade conhecida como LIXEIRA. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal MIGUEL COUTO, na GÁVEA. Os tiros ocorreram após uma confusão entre PMs e moradores que participavam de uma festa de confraternização. JOSÉ AURI, segundo testemunhas, tinha um bar nas proximidades do local da festa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, duas pessoas identificadas como LUÍS FELIPE e MARLON DA SILVA foram atendidas no hospital e liberadas. GUSTAVO XIMENSES, baleado na mão direita, permanecia na unidade, com estado de saúde estável. O outro ferido, JOHNNY RAIMUNDO, foi atingido no braço direito e passou por cirurgia. O Comando da Unidade de Polícia Pacificadora disse que policiais militares foram atacados por frequentadores que saíam de um baile funk. Dois agentes militares ficaram feridos sem gravidade.

Uma história de PAPAI NOEL. Oito pescadores que tinham saído do RIO GRANDE DO NORTE no sábado passado, dia 13, foram resgatados vivos, nesta madrugada, após cinco dias à deriva no mar. A embarcação onde o grupo viajava naufragou perto da ILHA DE FERNANDO DE NORONHA, em PERNAMBUCO, por volta das 5 horas do dia 19.
Os náufragos passaram cinco dias no mar usando uma balsa até serem encontrados pela embarcação do cearense JOSÉ NILTON PEREIRA DA SILVA, 52 anos. Os pescadores estavam a 15 quilômetros da PRAIA DA CAPONGA, no litoral leste do CEARÁ. "Estavam muito nervosos. Já estavam perdendo o sentido, vendo coisa que não era certa", disse JOSÉ NILTON a um canal de televisão local.
Os oito homens foram levados para hospitais da região e não corriam risco de morte, segundo os boletins médicos divulgados hoje.
De acordo com a Capitania dos Portos do CEARÁ, a tripulação de um navio mercante avisou da necessidade do resgate ao barco cearense. O órgão vai abrir investigação para identificar as causas do naufrágio.
Um dos pescadores declarou à reportagem que na chegada a FORTALEZA, o piso de madeira da cozinha do barco cedeu. A embarcação, então, perdeu estabilidade, pendeu para um dos lados e ficou cheia de água. Eles então recorreram à pequena balsa. Durante esse período eles tomaram água da chuva.  "Estavam todos dentro d´água. A balsa não suportava mais o peso. Estava vazando. Estavam só segurando e tentando nadar para terra, mas não tinha terra", disse o pescador responsável pelo resgate.    

A defesa do ex-ministro JOSÉ DIRCEU vai pedir o perdão da pena pelo mensalão, com base no decreto de indulto de NATAL, apesar das acusações e da prisão preventiva existentes na OPERAÇÃO LAVA JATO. Todo ano, em dezembro, o presidente edita um decreto em que concede o benefício previsto na Constituição. A medida consiste num perdão para grupos específicos de presos. DILMA seguiu o que definiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Assim, podem ser indultados condenados a penas inferiores a 8 anos e que já tenham cumprido um terço da pena. Réus do mensalão se encaixam nesse critério, como DIRCEU, diz sua defesa.

O papa Francisco fez um apelo nesta sexta-feira (25), em sua tradicional mensagem natalina "Urbi et Orbi", para que a comunidade internacional se empenhe no combate ao terrorismo, principalmente contra o grupo extremista Estado Islâmico.
Diante de milhares de fiéis na praça São Pedro, no Vaticano, o líder da Igreja Católica não citou explicitamente o Estado Islâmico, mas se referiu aos atentados cometidos pela organização ao longo do ano de 2015. "Que a atenção da comunidade internacional esteja unicamente direcionada a cessar as atrocidades na Síria, Líbia, Iraque, Iêmen e África Subsaariana, as quais provocam numerosas vítimas, causando sofrimentos", disse Francisco, no discurso "À cidade de Roma ao ao mundo", pronunciado todo dia de Natal, às 12h locais (9h de Brasília).
"O meu pensamento vai para os que foram vítimas de brutais ações terroristas, principalmente dos recentes eventos ocorridos no céu do Egito, em Beirute, Paris, Bamako e Tunísia", ressaltou Francisco.
Em novembro, uma série de atentados coordenados em Paris provocou a morte de 130 pessoas e foi assumida pelo Estado Islâmico. Um mês antes, o grupo reivindicou a derrubada de um avião russo que sobrevoava a região do Sinai.
"Aos nossos irmãos perseguidos em tantas partes do mundo por causa da fé, que o Menino Jesus dê consolação e força", ressaltou o papa, referindo-se às perseguições e sequestros de cristãos praticados pelo EI.
No mesmo discurso, Francisco também citou outros desafios mundiais, como as guerras no Oriente Médio, principalmente na Síria, e os conflitos no norte da África, como o da Líbia.
"Ao Senhor pedimos que o acordo alcançado nas Nações Unidas consiga, o quanto antes, silenciar as armas na Síria e remediar a gravíssima situação humanitária da população que está esgotada", apelou Francisco.
"Também é urgente que o acordo sobre a Líbia tenha o apoio de todos para que sejam superadas as graves divisões e violências que afligem o país", comentou o líder católico, referindo-se ao recente tratado para a formação de um governo de unidade política no país, que sofre com uma guerra civil há cinco anos.
"No Oriente Médio, continuam as tensões e violências. A paz permanece um dom a ser invocado e construído", lamentou o papa, contando desejar que "israelenses e palestinos possam retomar um diálogo" e "chegar a um acordo que permita que os dois povos convivam em harmonia, superando um conflito que há muito tempo os contrapõe".
Outro tema mencionado por Francisco foi a crise imigratória que atinge a Europa e a qual se intensificou em 2015, gerando o maior movimento de deslocados forçados desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
"Que não falte conforto aos que fogem das guerras e da miséria, viajando em condições desumanas e arriscando suas vidas. Que eles sejam recompensados com bênçãos abundantes e que cada Estado os adote com generosidade, socorrendo e acolhendo os inúmeros refugiados e imigrantes", pediu o papa, destacando que os estrangeiros ajudam a "construir um futuro" quando "se integram às sociedades que os recebem".