quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SARGENTO NEWTON LA SCALEIA, VETERANO DA FEB, MORRE AOS 94 ANOS DE IDADE.

Faleceu hoje em São Paulo-SP, de causas naturais aos 94 anos de idade, o veterano da FEB Sargento Newton La Scaleia.
Nascido na capital paulista, La Scaleia era neto de imigrantes italianos e ingressou no Exército em 1940, servindo no 6º Regimento de Infantaria em Caçapava, onde de Soldado foi promovido a Cabo e depois a 3º Sargento.
Após o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial em agosto de 1942, o 6º RI foi uma das unidades escolhidas para integrar a Força Expedicionária Brasileira. Apesar da preocupação da mãe, Newton era resoluto: "Eu tinha espírito aventureiro, queria ser convocado, mesmo sem saber onde os brasileiros iriam lutar".
Embarcado para a Itália junto ao 1º Escalão em 2 de julho de 1944, ele foi feito Sargento do Pelotão de Petrechos Pesados da 1ª Companhia do 6º RI. La Scaleia participou da primeira ação de combate brasileira: a tomada de Massarosa, em 16 de setembro de 1944. Ele ainda tomou parte na Batalha de Monte Castelo e Batalha de Montese.
No final de abril de 1945, com seus morteiros e metralhadoras pesadas, La Scaleia participou do cerco da 148ª Divisão de Infantaria da Wehrmacht em Collechio, forçando a rendição de quase 15 mil soldados inimigos para a FEB.
Newton La Scaleia era ativo participante de eventos relacionados à Força Expedicionária Brasileira e foi entrevistado no documentário "O Peso da Guerra", do cineasta Alexandre Naval.
Descanse em paz Sr. Newton! Missão cumprida!

Nenhum comentário: