sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

17 DE FEVEREIRO DE 2016 - QUARTA-FEIRA

DIA   D E Z E S S E T E   DE   F E V E R E I R O  DE  2016   –   QUARTA-FEIRA.
79 dias, 1 mês e 21 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 223º DO ANO 66º MÊS 8º
57 anos e 256 dias na PMESP
57 anos e 7 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 424 DIAS – 492 772 horas.
52 anos e 163 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL   
27 anos e 339 dias no Posto de Coronel – 335 meses e 5 dias
10 261 dias CORONEL - 24 anos e 65 dias na reserva.
4 anos e 224 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 810-259 516                        10 261-246 240                               10 526-251 772.
DIA DOS FUNDADORES DOS SERVITAS. Sete nobres florentinos, convocados pela própria MÃE DE DEUS, fundaram a ORDEM DOS SERVOS DE MARIA, destinada a promover a devoção a suas dores. Eram tão unidos que foram sepultados num mesmo sepulcro.
DIA DE SÃO ALBINO AMARILLA. Líder camponês nascido no PARAGUAI, deu testemunho de fé em 1981 ao ser morto pelo Exército paraguaio por se recusar a denunciar seus companheiros de luta e de fé.
DIA DE SÃO POLICRÔNIO. Era bispo e sofreu o martírio durante a perseguição de DÉCIO, por volta do ano 250. Segundo a tradição, o próprio imperador confrontou-se com o santo, seus diáconos e sacerdotes. O imperador ordenou-lhe que oferecesse oferenda aos deuses. SÃO POLICRÔNIO permaneceu em silêncio. Foi condenado a ser apedrejado por se recusar a abrir mão de sua fé, tendo a boca e os dentes quebrados.

646 a. lituanos e os Cavaleiros Teutônicos, que formavam uma ordem religiosa poderosa na EUROPA ORIENTAL, travam o conflito conhecido como a BATALHA DE RUDAU, em 17 de fevereiro de 1370. Os primeiros sofrem uma grande derrota, perdendo milhares de homens. Alguns estimam que o número de mortes tenha sido perto de 11 mil. Em 1387, os lituanos se convertem ao cristianismo após anos de resistência. No entanto, em julho de 1410, se aliam aos poloneses para vencer os cavaleiros, que começam a se enfraquecer e a perder poder depois disso.
416 a. da condenação à morte na fogueira da INQUISIÇÃO, GIORDANO BRUNO, no dia 17 de fevereiro de 1600. Por muito tempo, GIORDANO BRUNO não passou de um símbolo. Suas obras, condenadas ao INDEX, só circulavam clandestinamente. Ateu, BRUNO foi tido por “um dos homens mais malignos que a Terra jamais carregou”, segundo o abade MARIN MERSENNE, matemático propulsor das atividades científicas da EUROPA de sua época. Foi preciso esperar o século XIX para que o filosófico passasse a preponderar sobre o religioso. Na esteira de GOETHE, que fizera de GIORDANO BRUNO “um apóstolo vívido da originalidade”, a ALEMANHA começou a lê-lo e publicá-lo. Sem muita convicção, HEGEL reconheceu-lhe algum interesse. Na FRANÇA, preferiram enquadrá-lo entre os párias românticos. Na ITÁLIA, graças ao “RISORGIMENTO”, sempre em busca de um passado, a universidade pôs-se a interpretá-lo. O peso de seu suplício na fogueira, porém, incomodava cada vez mais as consciências. Logo um GIORDANO BRUNO herético levantou-se contra um outro, o filósofo. Os maçons italianos dele fizeram um estandarte do anti-clericalismo. Em 1889, inauguraram a estátua de GIORDANO BRUNO, em pleno coração de ROMA, o CAMPO DEI FIORI, “ali onde ardeu a fogueira”, como se pode ler naquele marco.  
343 a. morre JEAN BAPTISTE POQUELIN, MOLIÈRE, escritor francês, em 17 de fevereiro de 1673.
244 a. RÚSSIA e PRÚSSIA firmam convênio secreto para repartir a POLÔNIA, em 17 de fevereiro de 1772.
218 a. nasce JOSÉ MARIA DE AVELAR BROTERO em LISBOA, no dia 17 de fevereiro de 1798. Formou-se em Direito na célebre Universidade de COIMBRA. Mudou-se para o RIO DE JANEIRO em 1825. Por decreto de 6 de outubro de 1826, ele foi nomeado professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP, em SÃO PAULO. Deu aula em várias outras faculdades. Escreveu uma série de obras jurídicas e até um drama intitulado “TUMULTO DO POVO DE ÉVORA”. Falece em 4 de março de 1873. Uma rua leva o seu nome no bairro de SANTA CECÍLIA.
206 a. NAPOLEÃO BONAPARTE declara ROMA a segunda capital do Império italiano, em 17 de fevereiro de 1810.
204 a. nasce o escritor CHARLES JOHN HUFFAM DICKENS (17 de fevereiro de 1812), em PORTSMOUTH, INGLATERRA. Criança ainda, sentiu na carne as agruras da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Seu pai não tem habilidade para controlar os minguados proventos de escriturário da Tesouraria da Marinha e vive de empréstimos, sem conseguir saldá-los. Um dia os credores se impacientam com ele. Às pressas, resolve mudar-se para LONDRES, levando consigo a família. Num sótão de uma rua pobre da cidade grande, sem saúde para brincar com outros meninos, CHARLES lê TOM JONES, de FIELDING, DOM QUIXOTE, de CERVANTES, AS MIL E UMA NOITES. Não pôde ficar muito tempo imerso nesse mundo de sonhos e aventuras: as dívidas do pai não o permitem. Os credores fazem com que o pai seja preso. A esposa, ELISABETE DICKENS, vê-se obrigada a vender vários pertences da casa, entre os quais os livros do menino. Sem meios para se sustentar, transfere-se para a prisão de MARSHALSEA, onde o marido cumpre pena. O menino não acompanha a família: está com doze anos mas precisa trabalhar. Vive na casa de parentes, e durante seis meses cola rótulos em potes de graxa. É seu primeiro contato com a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Com a morte da mãe, JOHN DICKENS recebe uma pequena herança: salda as dívidas e pode sair da prisão. CHARLES então manifesta o desejo de estudar. O pai concorda. ELISABETE, sempre contrária às iniciativas do filho, não aprova a idéia. Na escola, os gastos não permitem que ele continue por muito tempo. Emprega-se como aprendiz na casa de um procurador judicial. Aprendeu estenografia e, aos vinte anos começa a trabalhar no jornal TRUE SUN. A vida de repórter é dura. Viaja pelas províncias inglesas em incômodas caleças, às vezes fica sem comer e freqüentemente redige à luz de vela. Mas graças a veia humorística e à sede de aventuras, também se diverte, anotando episódios pitorescos. Nessa época, a antiga aristocracia rural e a emergente burguesia industrial lutam pelo poder político.
Escreve crônicas para o MONTHLY MAGAZINE, sob o pseudônimo BOZ, jornal londrino de maior circulação na época. A popularidade de BOZ o leva a ser convidado a fazer os textos de alguns desenhos do famoso artista ROBERT SEYMOUR para publicá-los em capítulos mensais. BOZ aceita o convite, mas impõe que, em vez de redigir de acordo com os desenhos, quer que seus textos sejam ilustrados. Nascem, assim,  AS  AVENTURAS  DO  SENHOR  PICKWICK,  publicadas  em 1837. A INGLATERRA ri e chora com as “aventuras”. DICKENS casa-se com CATHERINE HOGARTH, filha do redator – chefe do jornal. Não parece ter sido amor o motivo do casamento. Triste e apática, CATHERINE não se harmoniza com o espírito irrequieto e fértil do escritor. MARY HOGARTH, a bela cunhada de dezessete anos, ajuda-o a carregar o fracasso conjugal: inteligente, vivaz, alegre, DICKENS confia-lhe seus sonhos e problemas. Mas sua presença no mundo é breve. Um dia, sem nenhum sintoma de doença, MARY HOGARTH cai e morre – simplesmente. O romancista fica tão abalado que suspende a série “PICKWICK”, encerra-se em si mesmo, emudece. Só mais tarde, em 1840, amenizada a mágoa, imortaliza a cunhada como a pequena NELL, na obra A LOJA DE ANTIGUIDADES. Durante meses os leitores acompanham emocionados a história da menina, e, ao sabê-la enferma, enviam a DICKENS torrentes de cartas, suplicando-lhe que poupe a gentil criatura. Foram inúteis os rogos. Como MARY, também a jovem personagem morre, provocando violenta comoção no País inteiro.
Em 1838, DICKENS começa a publicar, em fascículos mensais ilustrados, OLIVER TWIST. O rápido êxito faz o escritor concluir um livro e iniciar outro, sem interrupção. A necessidade de sentir-se amado, a ânsia de reconhecimento público, a vaidade exacerbada não lhe permitem descansar. Após OLIVER TWIST, escreve, ainda em 1838, VIDA E AVENTURAS DE NICHOLAS NICKLEBY, A LOJA DE ANTIGUIDADES, em 1840, e BARNABY RUDGE, 1841. Após tanta atividade, DICKENS resolve viajar para os EUA. A princípio recebido como ídolo, provoca antipatia da imprensa local ao declarar, num banquete em sua homenagem, que os editores americanos não pagam direitos autorais aos romancistas ingleses que publicam. Somando à reação da imprensa algumas peculiaridades que lhe pareceram desagradáveis, DICKENS retorna à INGLATERRA e redige uma série de  crônicas (NOTAS AMERICANAS, 1842) e um romance – MARTIN CHUZZLEWITT, 1843/1 844 – criticando asperamente os EUA.
É época de NATAL, o coração de DICKENS se enternece mais que de costume. Tanto que se dispõe a interpretar as emoções populares da época natalina, e escreve seu primeiro conto de Natal. Uma mensagem de amor, que ele entrega à cidade de LONDRES, partindo em seguida para a ITÁLIA, de onde só retorna um ano depois, para ler em público outro conto de natal: CARRILHÕES, UMA HISTÓRIA DE DUENDES, inspirado pelos sinos de GÊNOVA. Feliz com o êxito da leitura dirige-se a PARIS, onde é recebido pelos maiores escritores franceses de então: VICTOR HUGO, GEORGE SAND, THÉOPHILE GAUTIER e ALPHONSE DE LAMARTINE, entre outros. Novamente em LONDRES, DICKENS redige sua obra–prima, em 1849, aos 37 anos: DAVID COPPERFIELD, uma quase autobiografia. Os anos seguintes são de produção literária: escreve em 1852 A CASA SOMBRIA. Em 1854, publica TEMPOS DIFÍCEIS. É nessa época, no ano de 1856, que DICKENS concretiza um sonho antigo: adquire uma mansão, a GAD´S HILL. O menino que pregara rótulos em potes de graxa vencera na vida. Famoso, rico, admirado, querido, realiza até a ambição de ser ator. Depois do êxito com a leitura dramática de CARRILHÕES, UMA HISTÓRIA DE DUENDES, DICKENS apresenta-se em uma série de espetáculos semelhantes. O amigo WILKIE COLLINS escreve a peça ABISMO GELADO, cujos papéis principais são interpretados por DICKENS e suas filhas mais velhas e por COLLINS. Na reapresentação desse drama, em 1857, DICKENS conhece a jovem atriz ELLEN TERNAN e se apaixona por ela: está com 45 anos. CATHERINE fica sabendo de sua paixão por ELLEN. DICKENS teme que o público descubra e o acuse de hipócrita, ele que tanto falara em nome da virtude. O medo de perder a estima dos leitores leva-o a publicar nos jornais uma longa declaração explicando por que se separava da esposa. Dá como justificativa a invencível incompatibilidade de gênios – estranhamente constatada  após  vinte anos de casamento e dez filhos. Corre o ano de 1859, e DICKENS conclui UM CONTO DE DUAS CIDADES, livro que toma como ponto de referência a REVOLUÇÃO FRANCESA para mostrar os problemas sociais e políticos da INGLATERRA, pois teme que a situação do País vizinho se repita em seu País natal. O relacionamento com ELLEN continua intenso. A nova paixão lhe dá mais despesas, as quais procura cobrir com um trabalho incessante. E a saúde vai se debilitando. Hemorragias constantes interrompem-lhe os movimentos da perna esquerda. Ainda vive onze anos entre um palco e outro, um romance e outro. Uma segunda viagem aos EUA, aos 65 anos, traz-lhe reconhecimento e prestígio. Em 1870 é apresentado pessoalmente à rainha VITÓRIA, numa penosa audiência que o obriga a manter-se várias horas de pé, com fortes dores na perna. No dia 9 de junho desse mesmo ano falece repentinamente. Seu último romance, O MISTÉRIO DE ERWIN DROOD, que começara a escrever no ano anterior, fica sem conclusão. Como chorara com sua histórias, a INGLATERRA chora sua morte. Toda a vida, toda a obra de DICKENS pode ser resumida na frase do personagem STEPHEN, o mineiro pobre de TEMPOS DIFÍCEIS: “Minha prece de moribundo foi que os homens possam pelo menos se aproximar mais uns aos outros do que quando eu, pobre–coitado, estive entre eles”.
200 a. nasce FRANCISCO ADOLFO DE VARNHAGEN cognominado “O PAI DA HISTÓRIA DO BRASIL”. Nasce na antiga Fábrica de Ferro de SÃO JOÃO DE IPANEMA, em 17 de fevereiro de 1816. Falece na capital do Império Austro-Húngaro em 29 de junho de 1878. No dia 10 de novembro de 1882, no ponto mais alto de ARAÇOIABA, a cavaleiro da pequena vila onde o pai de FRANCISCO ADOLFO dirigia a Fábrica, foi erguido um singelo monumento assentado sobre um pedestal de granito, lembrando o nascimento e a morte do grande brasileiro, “cuja alma imortal reúne, ali, todas as suas recordações”. Ao ato da inauguração do monumento, entre outras autoridades, esteve presente o Comendador FIDELIS NEPOMUCENO PRATES, representando a viúva do VISCONDE DE PORTO SEGURO, dona CARMEN OVALE Y VICUÑA. FRANCISCO ADOLFO foi agraciado com o baronato em 1874, por dom PEDRO II, depois elevado a visconde de PORTO SEGURO, com grandeza (1876). No dia 29 de junho de 1978, por ocasião do centenário de sua morte, a FUNDAÇÃO UBALDINO DO AMARAL houve por bem promover um concurso literário para exaltar a vida e obra do VISCONDE DE PORTO SEGURO, sagrando-se vencedor do importante certame literário o advogado ANTÔNIO ADELINO MARQUES DA SILVA BRANDÃO, com menção honrosa atribuída ao trabalho. A Comissão Julgadora era formada pelo professor ADILSON CÉZAR, ADOLFO FRIOLI, EMANUEL SOARES DA VEIGA GARCIA, JOÃO LUIZ GONZAGA PEÇANHA, ROSALDO FLORENTINO DE SOUZA, além do promotor público aposentado JOSÉ ALEIXO IRMÃO e ANTÔNIO BARRETO DO AMARAL, este último representando o Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, na premiação, seguida de palestra, no SOROCABA CLUBE, do acadêmico TITO LÍVIO FERREIRA, entre outros conferencistas. A par da fecunda produção do VISCONDE DE PORTO SEGURO no campo da historiografia brasileira, cuja HISTÓRIA GERAL DO BRASIL, atualizada por insignes anotadores, continua merecendo a atenção dos estudiosos, cumpre assinalar que a redescoberta do túmulo de PEDRO ÁLVARES CABRAL, em 1838, deveu-se ao notável sorocabano que, na condição de tenente de artilharia do exército português, estagiava na cidade de SANTARÉM, à margem direita do TEJO. Até aquela data, ao longo dos séculos, o túmulo do descobridor do BRASIL, no interior da IGREJA DE SANTA MARIA DA GRAÇA, estava praticamente esquecido, desde que sua viúva ISABEL DE CASTRO removeu para aquela campa os restos mortais do marido, falecido em 1520, firmando com os religiosos do convento dos eremitas AGOSTINHOS um contrato para servir de jazigo perpétuo ao corpo da contratante e de seus parentes. Essa importante descoberta encheu de júbilo o espírito do jovem oficial que, anos antes, alinhando-se entre os liberais de dom PEDRO I e IV desse título português, empunhara armas em defesa dos direitos de dona MARIA DA GLÓRIA contra os miguelistas que sitiavam a cidade do PORTO, durante longos meses, tornando-se merecedor das promoções alcançadas na carreira militar e a indicação para o posto de CAPITÃO, quando se viu, na pátria de seu nascimento, privado da cidadania brasileira, por haver incorrido nas sanções do artigo 7º, $ 2º, da CONSTITUIÇÃO DO IMPÉRIO (aceitar emprego de governo estrangeiro, sem licença do IMPERADOR). Contudo, valendo-se do Decreto de 24 de setembro de 1841, com a rubrica do dom PEDRO II, de caráter genérico, referendado pelo Ministro e Secretário de Estado, CÂNDIDO JOSÉ DE ARAÚJO VIANNA, VARNHAGEN recupera a almejada cidadania e, desse modo, pôde começar uma nova carreira, como diplomata e escritor.    
192 a. Congresso do PERU nomeia BOLIVAR o ditador e suspende a Constituição em 17 de fevereiro de 1824.
120 a. GUERRA DE CUBA: derrota dos patriotas em SANTO ANTÔNIO DAS VEGAS, em 17 de fevereiro de 1896.
118 a. das publicações das seguintes notícias no jornal DIÁRIO POPULAR: já ontem nos referimos ao edital, chamando concorrência para a construção de um teatro por conta da Municipalidade, e notamos ser pequeno o prazo de sessenta dias para apresentação das plantas com mais detalhes técnicos, orçamento, condições e cláusulas do contrato. Vamos, agora analisar as outras condições do edital e mostrar que neles foram estabelecidas um tanto ligeiramente. (início do edital).
Dizem-nos por carta que a estação da Estrada Inglesa, no BRÁS, por ocasião da passagem do trem da tarde, só é franqueada ao público meia hora antes da chegada. Os passageiros ficam com suas bagagens na rua e quando é aberto o portão, há grande atropelamento.
Salvou-se dos escombros do TEATRO SÃO JOSÉ a placa que ali fora mandada colocar pelos estudantes da Faculdade de Direito para comemorar as gloriosas representações da grande dramatista SARAH BERNHARDT.
Os bondes da LIBERDADE só descem até ao cruzamento da Rua de SÃO BENTO com a Rua DIREITA, isto é, fazem aproximadamente metade do percurso normal e cujos preços são de 200 réis por passagem. Devido às paredes do TEATRO SÃO JOSÉ ameaçaram ruína, é que o intendente municipal modificou o trajeto. 
117 a. das notícias publicadas no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de fevereiro de 1899: noticia o telegrafo a morte do senhor FÉLIX FAURE, presidente da República Francesa. Foi o finado uma das individualidades mais simpáticas e ilustres d democracia latina. Pertencia à classe dos homens que se fazem por si mesmos notáveis (início do editorial).
Os consulados das nações estrangeiras, os estabelecimentos bancários e as casas comerciais, os edifícios públicos e associações particulares têm os pavilhões e estandartes içados em demonstração de pesar pelo falecimento do senhor FÉLIX FAURE, presidente da FRANÇA.
Durante os três dias de carnaval os bondes da Companhia Viação Paulista transportaram 284.624 passageiros, sendo gratuitos 3.363.
O presidente do RIO GRANDE DO SUL negou deferimento a uma petição que lhe enviou o senhor MARTIN FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA, ilustrado advogado de SANTOS. Paulista dedicado aos legítimos interesses de nossa terra, esse nosso compatriota há pouco tempo resolverá trazer ao conhecimento público a questão dos auxílios do dinheiro do tesouro deste Estado ao governo do RIO GRANDE para debelar-se a guerra civil começada pela invasão federalista de 1892.
Reapareceu ontem o DIÁRIO DE SÃO PAULO, que aumentou o seu formato e introduziu outras reformas.
O governo comprometeu-se, perante o italiano CONDE ANTONELLI, a atender as reclamações dos italianos sobre os fatos ocorridos em agosto de 1897 nesta capital (SÃO PAULO), indenizando-os dos prejuízos apontados pelos reclamantes. Esta resolução do governo brasileiro foi já comunicada ao governo italiano pelo seu ministro CONDE ANTONELLI.
Corre com insistência nas rodas militares, que o GENERAL CARLOS TELLES, logo que o governo mande arquivar o processo de investigação a que foi submetido, requererá um conselho de guerra para provar a sua absoluta correção em todo esse fato.
105 a. (VIENA) Os jornais de 17 de fevereiro de 1911 publicaram que, no dia anterior, o TENENTE ORCEL fez na Universidade de VIENA várias experiências com o seu aparelho destinado a fotografar a grande distância. Os entendidos consideram essa descoberta importantíssima.
104 a. RIO DE JANEIRO – A Avenida RIO BRANCO, antiga Avenida CENTRAL, esteve animadíssima, à noite, notando-se grande movimento de carros e automóveis. O jogo de lança-perfumes esteve intenso. Foram presos alguns gatunos vestidos de mulher. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 17 de fevereiro de 1912).
103 a. THOMAS ÉDISON apresenta em um teatro de NOVA YORK a primeira sessão pública do cinema sonoro, em 17 de fevereiro de 1913.
103 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 17 de fevereiro de 1913: PARIS – Diz um telegrama que o senhor ROBERTO DE MESQUITA, cônsul do BRASIL em MARSELHA, realizou trás-ante-ontem a convite da Sociedade de Geografia uma conferência sobre o BRASIL e o comércio francês. O senhor MESQUITA falou sobre a extensão territorial do BRASIL e a preocupação dos seus governantes em tratar do povoamento do solo. O conferencista referiu-se ainda aos progressos comerciais franco-brasileiros.
96 a. nasce DONA AMÉLIA no dia 17 de fevereiro de 1920, casada com  HENRIQUE RERNESTO, ambos  falecidos, que foram muito nossos amigos  num  passado de doce lembrança.
84 a. anunciada a formação da FRENTE ÚNICA paulista de oposição à ditadura. Nela uniam-se o Partido Republicano Paulista, das oligarquias e o Partido Democrático, de inspiração liberal e com raízes no movimento de 1924, no dia 17 de fevereiro de 1932.
81 a. GENERAL CARMONA é reeleito presidente da República portuguesa em 17 de fevereiro de 1935.
80 a. CORONEL RAFAEL FRANCO faz um pronunciamento militar em ASSUNÇÃO (PARAGUAI) em 17 de fevereiro de 1936.
80 a. do herói das histórias em quadrinhos: FANTASMA. Sua aparição se deu em 17 de fevereiro de 1936.
79 a. morre o barão francês PIERRE DE COUBERTIN, promotor dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 17 de fevereiro de 1937.
74 a. nasce o Cel PM Ref JOSÉ HAMILTON PORT. Como ASPIRANTE A OFICIAL, é classificado no antigo BATALHÃO DE GUARDAS. Em 1989, quando deixei o Comando do CPAM-1 para assumir a Chefia do Estado-Maior do CPC, passei o Comando da área CENTRO para o então TENENTE-CORONEL JOSÉ HAMILTON PORT. Promovido a CORONEL, ele foi efetivado no Comando do CPAM-1. PORT nasceu em 17 de fevereiro de 1942.
71 a. do anúncio feito pela GRÃ-BRETANHA de que se iniciava os trabalhos no sentido de se produzir a bomba atômica, em 17 de fevereiro de 1945.
69 a. fundação do BLOCO DOS ESFARRAPADOS em 17 de fevereiro de 1947. Os cerca de 30 foliões não tinham muita pretensão quando fundaram o bloco. Na época, era só mais um entre vários na cidade. Hoje é o mais antigo de todos. Do grupo inicial, segundo o presidente do bloco, RUBENS MACHIONI, de 62 anos, quatro continuam vivos em fevereiro de 2012 e não abandonam o carnaval: WÁLTER TAVERNA, de 78 anos; OSWALDO VITÓRIO TAVERNA, de 85; FRANCISCO BARONI e IZIDORO LUZZO. O encontro entre os foliões foi na Rua MARQUES LEÃO, na porta da vila, ao lado da PADARIA BELIZA. O dono de restaurante WÁLTER TAVERNA lembra bem daquele dia. Conhecido em SÃO PAULO por ser organizador do famoso BOLO DO BIXIGA, que na última edição atingiu 458 metros, TAVERNA conta que a idéia era levar alegria descompromissada ao BEXIGA. “A essência era que todos se vestissem de forma que quisessem”, lembra o primeiro vice-presidente do bloco. O presidente, conta TAVERNA, era ARMANDO PUGLISI, o ARMANDINHO. A principal característica do ESFARRAPADO é manter o espírito do carnaval familiar vivo. Avôs e netos brincam juntos nas ruas. Todos se conhecem, mas recebem com alegria novos foliões. O ESFARRAPADO sai às ruas no dia 20 de fevereiro de 2012 e o tema deste ano é BEXIGA – SÓ ALEGRIA. A trilha sonora são as marchinhas, algumas tocadas desde o primeiro carnaval. A concentração está marcada para as 10 horas na Rua CONSELHEIRO CARRÃO. O trajeto inclui, entre outras vias, a 13 de Maio. 
69 a. nasce JOSÉ CARLOS XAVIER, em 17 de fevereiro de 1947, na cidade de BATATAIS (SP). Teve vida campesina até os 10 anos. Órfão, foi seminarista e dos 15 aos 19 anos exerceu diversas atividades, como labor rural, comércio e indústria. Iniciou a vida militar ao servir o Exército no Batalhão da Guarda Presidencial em BRASÍLIA, em 1966. Ingressou na Policia Militar do DISTRITO FEDERAL em 1967, dando seqüência aos estudos, e na FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 1969, sendo designado para servir no 1º Batalhão de Polícia de Choque “TOBIAS DE AGUIAR”. Em 1º de maio de 1970, compôs a tropa na Campanha do VALE DO RIBEIRA. Combateu a GUERRILHA RURAL, sob o comando do TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR. Promovido a Cabo, em 1970, ingressou na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO em 12 de fevereiro de 1971. Promovido a ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975, serviu no 4º BPM/M – LAPA. Licenciado Professor em 10 de agosto de 1978 (Registro nº 7.604 – DEFD/MEC), pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fez carreira no interior: 17º BPMI (1978/1985); 30º BPMI (1986/1995). E CPA-I/5 (1995/1998), unidades sediadas em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e CATANDUVA. Promovido a CORONEL em 15 de setembro de 1998. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito Riopretense (FADIR) em 1984. Adesguiano do 3º Ciclo – ADESG/SJRP, em 1986. Em 1992, graduou-se através do Programa de Mestrado Profissional em Ciência Policiais de Segurança e Ordem Pública – SÃO PAULO, após estágio em LOS ANGELES – SWAT e SÃO FRANCISCO, com a monografia “COMANDO REGIONAL”, com o tema “REESTRUTURAÇÃO DOS COMANDOS NO INTERIOR”. Diretor de Trânsito em CATANDUVA (1994/1999). Advogado e articulista em jornais desde 1999. Representou a OAB com CONSEG (2001/2004) e no FEBOM (2010/2012). Exerceu atividades administrativas, esportivas e sociais em vários clubes e entidades em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e CATANDUVA, na condição de presidente, conselheiro, diretor de esportes e colaborador. Escreveu o livro “TRIBUTO A UM HERÓI – CAMPANHA DO VALE DO RIBEIRA” – TENENTE MENDES JÚNIOR cumpriu a missão com o sacrifício da própria vida.
A escritora MARISA LIMA GONÇALVES assim escreveu no livro: O que move o homem? Os sonhos e a verdade! Essas foram as motivações para a elaboração de TRIBUTO A UM HERÓI. Seu autor, JOSÉ CARLOS XAVIER, realiza o sonho de poder demonstrar a verdade, segundo a sua natureza, sua vivência e seu olhar, decorridos tantos anos após os fatos.
Algumas pessoas temem o passado, pois ele pode propiciar novas conclusões e, conseqüentemente, novas interpretações sobre os antigos fatos e acontecimentos. Sem temer o que lhe pudessem atribuir, XAVIER reviveu sonhos e registrou cada pedacinho da sua própria história.
Em seu livro, XAVIER descreve, analisa, compara e elogia. Mostra a certeza de que agiu conforme os seus princípios, de acordo com os ensinamentos recebidos na família, na caserna e na advocacia.
Que cada um aprecie as palavras fortes, as narrativas emocionais, pois com elas é possível entender a construção do pensamento eivado da sensibilidade do escritor, que tem o coração repleto de um sentimento de dever cumprido e de satisfação pessoal pelo resultado conquistado.
Que os leitores e os participantes dos episódios narrados possam afirmar: “XAVIER, O SEU SONHO NOS APROXIMOU AINDA MAIS DA VERDADE!”       
67 a. nasce PAULO CÉSAR CARPEGIANI, em EREXIM – RIO GRANDE DO SUL, no dia 17 de fevereiro de 1949. Times em que atuou: INTERNACIONAL, FLAMENGO e SELEÇÃO BRASILEIRA. Foi técnico do KUWAIT em 2004. Era um meia de estilo clássico, com dribles curtos e objetivos. Foi titular do BRASIL na COPA DO MUNDO DE 1974. Fez um trio histórico no meio-de-campo do INTER, ao lado de FALCÃO e CAÇAPAVA. Em 1977, 5,7 milhões de cruzeiros o tiraram de PORTO ALEGRE e o levaram para o FLAMENGO, no RIO DE JANEIRO. Um contusão no joelho o obrigou a encerrar a carreira, aos 31 anos. Como treinador, destaque para suas passagens por FLAMENGO e PARAGUAI, que dirigiu na COPA DE 1998. Na final da LIBERTADORES de 1981, ganha pelo FLAMENGO, CARPEGIANI foi muito criticado por ter colocado um jogador em campo apenas para dar um soco no chileno MÁRIO SOTO. Nos últimos três anos (2004/2007) esteve envolvido com o RS, clube do qual é dono, no RIO GRANDE DO SUL. No dia 15 de abril de 2007 foi anunciado como novo treinador do CORINTHIANS. Foi apresentado no PARQUE SÃO JORGE às 18:30 horas do dia 16 de abril de 2007. O técnico PAULO DUARTE foi escolhido como seu auxiliar.
58 a. falece o escritor CORNÉLIO PIRES em 17 de fevereiro de 1958. Nasceu  em 13 de julho de 1884.
53 a. nasce MICHAEL JEFFREY JORDAN, em 17 de fevereiro de 1963. No bairro de BROOKLYN, filho de JAMES e DOLORES JORDAN. Maior jogador de basquete que já existiu e um dos esportistas mais importantes de todos os tempo. MICHAEL JORDAN chega aos cinqüenta anos (reportagem no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 17 de fevereiro de 2013) arrimado em uma carreira repleta de glórias dentro das quadras e um nome capaz de render 80 milhões de dólares por ano até hoje, mas também abalado por fracassos como dirigente e problemas conjugais. É difícil encontrar um ser humano que não saiba responder de bate-pronto quem é MICHAEL JORDAN. Não à toa, o ex-jogador, atualmente dono de 80 do CHARLOTTE BOBCATS, pior equipe da NBA, é citado em praticamente todas as listas das cem personalidades mais influentes do mundo. Um estudo encomendado pela revista americana FORBES, por exemplo, mostra que a carreira do superastro teve um impacto de 10 bilhões de dólares na economia dos ESTADOS UNIDOS. O nome de JORDAN é tão influente que bastou surgir a informação de que ele pode jogar uma partida oficial pelos BOBCATS como parte da comemoração do seu 50º aniversário para que milhões de pessoas comentassem o assunto nas redes sociais. Os fãs de MJ desejam vê-lo em ação contra o CHICAGO BULLS, na sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2013, mas há possibilidade de ele entrar na quadra mais próximo do fim da temporada, ou até de não jogar. Por ser dono de equipe, JORDAN teria duas opções para disputar uma partida: vender suas ações ou receber uma autorização especial da NBA. A primeira pista do retorno foi dada pelo próprio JORDAN em 2009, no evento que o introduziu ao HALL DA FAMA. “Pode ser que algum dia vocês me vejam jogando uma partida aos 50 anos”. Recentemente, ele intensificou os treinamentos com os BOBCATS, iniciou uma dieta par perder peso e já mostrou boa forma, inclusive derrotando MICHAEL KIDD-GILCHRIST, um dos seus melhores jogadores, em uma disputa um contra um. “Claro que achava que ganharia de JORDAN. Como poderia perder para alguém de 50 anos?”, disse o novato, que, assim como outros jogadores da liga, gostaria de ver JORDAN em quadra novamente.
52 a. das anotações feitas em 17 de fevereiro de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 223º - 5 anos e 257 dias na FORÇA PÚBLICA – 164 dias como ASPIRANTE – 151 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
MARIZETE DE CAMPOS VENTURA inicia hoje sua vida escolar. Inicia o 1º ano de Grupo numa escola da VILA AURORA, muito embora já lhe tenha ensinado as primeiras letras.
Viajo com o ASPIRANTE GIRALDI no horário costumeiro. Iniciamos mais uma semana de atividades no BG. Recebemos mais três sargentos de 31 de janeiro de 1964 e o Comandante NÓBREGA manda-os passar por um teste na Secretaria. Dentre eles aprovo um para ficar trabalhando na parte de arquivo. Faço hoje diversos requerimentos para os oficiais que desejam freqüentar o Curso de Policiamento Rodoviário, com início a 9 de março, e tendo a duração de dois meses. Entre os interessados estão: CAPITÃO MILTON DE ALMEIDA PUPO – CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS – 2º TENENTE MAURO ROCCO D´ÂNGELO – 2º TENENTE OLEGÁRIO HAMILTON DE CARVALHO – ASPIRANTES NILSON GIRALDI, BORINI SOARES, MENDES e eu.
Soubemos da morte do CORONEL Reformado PAULO DA CRUZ MARIANO que durante muito tempo comandou o Regimento “9 de Julho”.
Após o expediente desta data, vou ainda permanecer no BG para dar aula de Português para vinte e quatro soldados.
Retornando para meu lar, passo pelo CFA e chego ali justamente no momento em que a Escola de Oficiais está em forma para a revista das 17 horas. A EO está enorme, temos mais de cem alunos no 1º CFO e outros tantos no 1º CP. Converso ali com diversos terceiroanistas a Aspirantes a 7 de março (daqui a 20 dias), principalmente com FREDERICO PASCOAL FRONTERROTA, FERREIRA DE SOUZA, HARDT e outros. Ali também converso com o 1º TENENTE DOMINGOS PAPASÉRGIO.
Em casa, MARIA conta-me as novidades de nossa filha em seu primeiro dia de aula e as traquinagens do MÁRIO. Meu filho, de manhã, ao sentir que sua mãe tinha saído, vestiu o cobertor, enrolando-o em seu corpo; calçou meus sapatos e saiu no meio da chuva para ir ao encontro de sua mãe.
MARIZETE está toda animada com a escola. Nessa noite escrevo minhas memórias, corrijo ditado de meus alunos e assisto televisão: REPÓRTER ESSO – SHOW DE MULHER. O TEATRO ELTEX apresentou a peça “A TORRE E O GALINHEIRO”. 
51 a. da tomada de apontamentos de minhas memórias em 17 de fevereiro de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 8º  - DIA 223º - 6 anos e 258 dias na FORÇA PÚBLICA - 270 dias como 2º TENENTE - 517 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Tenho muito trabalho na secretaria do Batalhão, preocupado com as apresentações das praças de um pelotão novo, recentemente classificado. Passo uma boa parte conversando com o SubComandante do BG, CAPITÃO EDUARDO SOPHIA, e com seu irmão, 2º TENENTE GERALDO SOPHIA. O CAPITÃO SOPHIA vai passar para a reserva talvez na semana vindoura.
À tarde, dou aula para os soldados e às 16 horas vou deixando o quartel. Em casa, procuro iniciar a leitura do terceiro volume de O HOMEM QUE RI, de VICTOR HUGO.
A televisão apresenta um defeito no seletor de canais e é sofrível assistir os programas. Ouço notícias de rádio. Ontem faleceu o cantor mundialmente famoso: NAT KING COLE.
Em futebol, pela 1ª Divisão, o BRAGANTINO empata com o VOTUPORANGUENSE por 1 a 1.
À noite, pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO, jogam PORTUGUESA DE DESPORTOS e SÃO PAULO. Vence o quadro tricolor por 3 a 0. 
50 a. do registro dos principais acontecimentos em 17 de fevereiro de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 222º - 7 anos e 258 dias na FORÇA PÚBLICA - 635 dias como 2º TENENTE - 882 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Durante estas datas em que me encontro de férias, não levanto cedo, passando manhãs sossegadíssimas. Ouço músicas no rádio, escrevo meu diário e brinco com meus filhos.
MARIA leva MARIZETE e MARIZE à escola, cujo período letivo começa hoje. MARIZETE vai cursar o 2º ano primário e a MARIZE inicia agora sua vida estudantil.
As duas irão no período da tarde, às 12:30 horas. Minha esposa atrapalha-se um pouco com o novo ritmo das coisas.
À tarde, somente vou deixar meu lar depois das 17 horas. No início da RUA INÁCIO MAMANA tomo o ônibus VILA AURORA, e vou chegar ao quartel às 18:15 horas.
Com o SUBTENENTE JURADO e SOLDADO OSVALDO procuro localizar um recruta que entende do conserto de televisão. O meu aparelho parece que está com um filtro vazando. Não o encontramos porque o mesmo foi até TAUBATÉ.
O CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, futuro comandante da 2ª Companhia Independente, ainda não entrou em trânsito, mas já está funcionando. Hoje arrumou vários móveis para essa Unidade em formação. O CAPITÃO JAIR somente entrará em trânsito depois do período carnavalesco.
Converso com os CAPITÃES SEBASTIÃO BENTO DE OLIVEIRA e PAULO AIDAR. Dou aula para os CABOS PAYÃO e RIBEIRO. Começo a lhes ensinar regra de três simples. Chego em casa às 22 horas. Está fazendo muito calor. Saio com MARIA e demos um passeio pelas ruas aqui por perto.
49 a. morre CIRO ALEGRIA, escritor peruano, em 17 de fevereiro de 1967.
47 a. PERU e URSS firmam o primeiro tratado de comércio bilateral, em 17 de fevereiro de 1969.
43 a. da morte do cantor ALFREDO DA ROCHA VIANA FILHO -  PIXINGUINHA, no dia 17 de fevereiro de 1973. Autor de CARINHOSO. Nasceu no RIO DE JANEIRO em 23 de abril de 1898.
43 a. ex-presidente e guerrilheiro dominicano FRANCISCO CAAMANHO morre em um conflito com tropas governamentais, em 17 de fevereiro de 1973.
41 a. dos preparativos para uma viagem até GOIÁS, em 17 de fevereiro de 1975. O JOÃO FACHINI iria nos levar com o CORCEL 72. Compras na Rua JOSÉ PAULINO. MARGARIDA nos acompanha. Levamos os cachorros até à casa de dona ESMERALDA, irmã da LUCINDA. O Senhor ANTÔNIO visita-nos. O DJALMA também. JOÃO FACHINI chega às 13h30min. Vai buscar a mulher de SALVATORE VELLA – dona IRACEMA -. Saída de GUARULHOS –14h10min. Chegamos em LOUVEIRA às 15h20min. Ás 17h30 min estamos num posto de gasolina da cidade de LEME. Jantamos às 21h10min no POSTO RIBEIRÃO PRETO. Às 23h40min, estamos em SUCUPIRA – MINAS GERAIS – entramos em Minas às 22h10min.
38 a. da reinauguração da nova PRAÇA DA SÉ, em 17 de fevereiro de 1978.
37 a. CHINA invade o território vietnamita e ocupa vários pontos de fronteira, em 17 de fevereiro de 1979. A contraofensiva do VIETNÃ acabou expulsando o Exército chinês.
37 a. anotações de 17 de fevereiro de 1979: meu 17º dia de férias do CPChq. Neste sábado leio muito: termino “DOR E GLÓRIA DE CERVANTES”, de BRÁULIO SÁNCHEZ SAÉZ E começo “OKVALA É O MEU DESTINO”, de THEODOR BECKER.
Campeonato Paulista: SANTOS 1 x QUINZE DE JAÚ 0; PONTE PRETA 2 x PORTUGUESA 1.
JORNAL NACIONAL: A CHINA INVADE O VIETNÃ;
Fim da greve geral no IRÃ;
O GENERAL Res MURICY é baleado por assaltantes em sua residência no RIO;
Assassinado por assaltantes, no RIO, o SARGENTO EDGAR CARVALHO DA SILVA;
BOM JESUS DA LAPA, na BAHIA, invadida pelas águas;
A nova PRAÇA DA SÉ completa hoje o seu primeiro aniversário.
LUCINDA assiste a novela “PAI HERÓI” e comenta comigo o 59º aniversário de dona AMÉLIA, esposa do Sr HENRIQUE RERNESTO, nossos amigos.
35 a. falece o MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS, em 17 de fevereiro de 1981.
35 a. nasce PARIS WHITNEY HILTON em 17 de fevereiro de 1981, em NOVA YORK. Ela é filha de RICK e KATHY HILTON e bisneta de CONRAD HILTON, fundador da cadeia de hotéis HILTON, uma das maiores do mundo. PARIS é herdeira de uma fortuna estimada em mais de 300 milhões de dólares. Ela cresceu circulando pelas diversas mansões dos HILTON em MANHATTAN e BEVERLY HILLS. Não tendo muito que fazer, após terminar o segundo grau quase que despercebida entre os alunos, PARIS decidiu se tornar famosa em meados de 2000. A socialite, que passou a ser figura constante em festas badaladas e fotografadas por diversas colunas sociais, iniciou a carreira de modelo emprestando suas curvas para diversas publicações de moda dos EUA. Ela tem ainda em seu currículo participações em desfiles dos principais estilistas americanos, como TOMMY HILFIGER, e da marca HEATHERETTE. A fama instantânea após o escândalo envolvendo vídeos pornográficos lhe rendeu um contrato com a rede de televisão americana FOX, em que participou como uma das protagonistas do reality show “THE SIMPLE LIFE 3”, que estreou em dezembro de 2003 nos EUA. A idéia inicial dos produtores da atração seria ter PARIS ao lado de sua irmã mais nova, NICKY HILTON, que desistiu da idéia. No lugar da caçula, a direção de “SIMPLE LIFE” resolveu deixar para a herdeira da cadeia de hotéis a decisão de escolher alguém para estrelar o programa ao seu lado. A escolhida foi sua amiga NICOLE RICHIE, filha do cantor pop LIONEL RICHIE. Em 2010, PARIS HILTON esteve no BRASIL por ocasião do carnaval.   
34 a. nasce o jogador de futebol ADRIANO LEITE RIBEIRO em 17 de fevereiro de 1982, no RIO DE JANEIRO. Serviu aos seguintes clubes: FLAMENGO, FIORENTINA, PARMA e INTERNAZIONALE. Principais títulos: Campeonato Carioca (2001) com o FLAMENGO e COPA AMÉRICA (2004) com a Seleção Brasileira. ADRIANO pode não ser o FENÔMENO, como RONALDO, mas os gols e as boas atuações pela INTERNAZIONALE o transformaram o IMPERADOR, carinhoso apelido dado pelos torcedores de MILÃO. ADRIANO já foi bem pobre, mas agora sonha com a consagração  total: disputar e ganhar uma COPA DO MUNDO. 
32 a. do crime que abalou o ITAIM BIBI: mãe e filha baleadas por um indivíduo : DONA  ADELAIDE e sua filha LUANA, em 17 de fevereiro de 1984.
30 a. da tragédia no RIO: incêndio no Edifício ANDORINHAS, em 17 de fevereiro de 1986.
29 a. falecem: o cantor DUDUCA, o Senhor PAULO PENNA, sobrinho de Dona GABRIELA e o ex–jogador de futebol TUPANZINHO, em 17 de fevereiro de 1987. Outras anotações desta data: termina a greve da COSIPA. A tropa preparada para descer para CUBATÃO, sob o Comando do CAPITÃO PM CÉSAR permanece no quartel. O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO, CAPITÃO PM NÉDSON, TENENTES PM DEPIERI, RUDYARD e LEMES retornarão depois do meio-dia com a tropa que lá se encontra.
A ESCOLA DE SARGENTOS está no seu segundo dia de atividades.
CORONEL PM ESPIRITO SANTO apresenta-me um civil que vem fazer queixa de um PM que o ameaçou no show do MILTON NASCIMENTO.
Na tarde, participo de uma reunião no CPChq. O CORONEL PM CRISCIBENE está com o TENENTE-C0RONEL PM MENDES (Chefe do Estado Maior), MAJOR PM DINIZ (Comandante Interino do 1º BPChq), MAJOR PM ADAUTO (respondendo pelo Comando do 3º BPChq porque o TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO acompanha seu batalhão num exercício de adestramento). O assunto principal é sobre o policiamento no carnaval.
MAJOR PM RENATO dá as notícias das ações de choque na COSIPA. Dispenso essa tropa que esteve de serviço em CUBATAO desde a última quinta-feira, dia 12 de fevereiro.
Os PMs JOAQUIM SÍLVIO NOGUEIRA NETO e AILTON JOSÉ DA SILVA, feridos no acidente com uma viatura do batalhão, foram transferidos da Santa Casa de Santos para o Hospital Militar.
Dois trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) colidiram às 15:27 horas a trezentos metros da estação de ITAQUERA, causando a morte de 46 pessoas (conforme notícia dada pela TV), deixando um saldo de mais de 140 feridos. O número de mortos poderá chegar a sessenta. Na colisão, um vagão abriu-se ao meio. A Defesa Civil aciona 25 viaturas do Corpo de Bombeiros, um ônibus-hospital, dois helicópteros e cem policiais militares para socorro às vítimas. Os mortos e feridos foram levados para os hospitais SANTA MARCELINA, TIDE SETÚBAL, MUNICIPAL DO TATUAPE e PS DE ITAQUERA.
Dona CREUSA, esposa do DANIEL, deu à luz DANIEL FILHO em 18 de janeiro. Contraiu uma grave infecção hospitalar e está internada há quase quatro semanas. Quase morreu também. Visitamos a família, na Rua SANTA CLARA, no final do expediente.
28 a. falece o 2º Tenente PM ref. ALCIDES JUSTINO LEMES, no dia 17 de fevereiro de 1988. Em 1966, fui conhecer o Sargento JUSTINO na antiga 2ª Companhia Independente de GUARULHOS, em formação (era a terceira companhia do 10º BPM, localizado em SANTO ANDRÉ). Logo depois o JUSTINO era promovido a subtenente, continuando nessa Unidade, enquanto eu era transferido para o 12º BPM, em 1967. 
27 a. transf. reserva: Cel. ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, meu colega de bancos escolares no BARRO BRANCO, quando nós cursamos a ESCOLA PREPARATÓRIA e o CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS. Ele deixou a vida ativa na CORPORAÇÃO, em 17 de fevereiro de 1989.
27 a. falece GUY DE LA ROCHE, em 17 de fevereiro de 1989.
26 a. do assassinato do cabo FLORISVALDO APARECIDO TONIATE, no dia 17 de fevereiro de 1990.
25 a. um carro-bomba explode em MEDELIN (COLÔMBIA). Causando 22 mortes, 143 feridos e diversos danos, em 17 de fevereiro de 1991. Fontes oficiais responsabiliza o narcotráfico pelo Atentado.
22 a. de um terremoto de 7,2 pontos na ESCALA RICHTER que abalou uma região montanhosa ao sul da ilha indonésia de SUMATRA, provocando a morte de pelo menos 134 pessoas e deixando cerca de mil feridos, metade em estado grave. O tremor, que durou quatro minutos, afetou a província de LAMPUNG e espalhou destruição principalmente em LIWA, cidade de cem mil habitantes, que registrou o maior número de vítimas. O terremoto aconteceu em 17 de fevereiro de 1994.
21 a. falece o Tenente-Coronel Ref. MARCELO ORLANDO RIBEIRO, oficial morador antigo de POÁ, oriundo da GUARDA–CIVIL, em 17 de fevereiro de 1995.
21 a. é firmada em BRASÍLIA a Declaração de Paz de ITAMARATY, em 17 de fevereiro de 1995. É um compromisso de paz entre PERU e EQUADOR, após 23 dias de conflito pelas fronteiras.
19 a. falece o escritor francês HERVÊ BAZIN, em 17 de fevereiro de 1997.
19 a. falece o senador DARCY RIBEIRO. Nasceu em 26 janeiro de 1922. Falece em 17 de fevereiro de 1997. DARCY RIBEIRO foi etnólogo, antropólogo e sociólogo brasileiro.
19 a. das anotações feitas em 17 de fevereiro de 1997: nesta segunda-feira completa o seu segundo mês a invasão da Embaixada Japonesa no PERU. Os guerrilheiros do MRTA conservam ali 72 reféns e afirmam que “podem ficar todo o tempo do mundo”. Não há acenos de acordo e a posição é inalterada. Quando chego na PRAÇA DA SÉ integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais SEM TERRA de SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA e PARANÁ reúnem-se para iniciar uma caminhada de protesto de mil quilômetros até BRASÍLIA. No ano passado, nesse mesmo dia, em ELDORADO DE CARAJÁS, no Sul do PARÁ, 19 sem terra morreram em um confronto com a Polícia Militar.
Um pequeno acidente acontece: o presidente da CUT, VICENTE PAULO DA SILVA, o VICENTINHO, se fere levemente ao cair do carro do som. É levado para o interior da Catedral e removido depois para o Hospital SÃO PAULO.
Na AORPM mantenho uma reunião com SILVA, PASSOS, ALZENIR, CRISTIANO e outros companheiros de luta no MMDS. Discutimos uma série de aulas para esta semana.
No MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ, presidente, fala sobre uma publicação de sua crônica atacando o governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Desta vez ele usa o seu cargo de presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e compromete seriamente a nossa Entidade. Visita-nos o veterano SILVEIRA PEIXOTO. Dou-lhe um exemplar do novo Estatuto que ainda está sendo estudado. DONA ROSA, viúva do CORONEL Ref GALVÃO NOGUEIRA, vem acertar a documentação para a solenidade de colocação das cinzas do falecido no Monumento Mausoléu em 9 de Julho de 1997.
Em casa assistindo os jornais na TV, fico sabendo que faleceu o Senador DARCY RIBEIRO, aos 74 anos. Sofria de câncer no pulmão. Faleceu às 18:50 horas no Hospital SARAH KUBITSCHEK, em BRASÍLIA, por parada cardíaca e respiratória. O corpo será velado no Senado até às 17 horas de amanhã. Depois será removido para a Academia Brasileira de Letras e sepultado no Mausoléu dos Imortais.  
18 a. falecem: o ex–ministro espanhol FERNANDO ABRIL MARTORELLI e o escritor alemão ERNST JUNGER, em 17 de fevereiro de 1998. Outras anotações nesta data: nesta terça-feira CARMELO, PASSOS, MÁRIO MARGARIDO, OREZ e SILVA, além de outros integrantes do MMDS, interessados na política brasileira, discutem FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Encontro na AORPM o 2º TENENTE PM ALFREDO HERRERA. Em 1968, quando eu era 1º TENENTE, o HERRERA trabalhou comigo na SJD (SEÇÃO DE JUSTIÇA E DISCIPLINA) do 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR”. Mais tarde, em 1978, já como CAPITÃO, encontrei o HERRERA no P3 do CPChq). Converso com ele e outros conhecidos sobre a nova sede da AORPM. As obras vão bem e o acabamento das repartições está mudando o visual do prédio. O metrô apresenta dificuldades nesta terça-feira. A LINHA 2 – PARAÍSO – HOSPITAL DAS CLÍNICAS não está funcionando por falta de energia elétrica. O CORONEL CANAVÓ demonstra já estar consciente de sua saída da Presidência do MMDC em 9 de julho. A eleição será no dia 14 de abril. Ele comentou ontem esse assunto com dona MARIA. Hoje, dona MARIA descobre um desvio de dinheiro que deveria pagar o INSS em março de 1994. Isso cria uma grande confusão porque a documentação não é encontrada. Nessa época, quem cuidava da tesouraria era a SOCORRO. Várias somas pagas por associados simplesmente “sumiram”. Visita-nos o 1º TENENTE PM ALEKSANDER, da Corregedoria PM. Convido-o para ser conselheiro do MMDC. Pretendo também propor os nomes do CORONEL PM Res PLÍNIO ANGANUZZI e CAPITÃO PM MERLO. Telefona-me o veterano SEVERINO DOS SANTOS. Conta-me que no município de TUPI PAULISTA os vereadores indicaram a mudança do nome da Avenida 9 de Julho para a de um político da cidade. Ele repudia uma moção da Câmara Municipal de TUPI PAULISTA e quer que o MMDC faça um documento a respeito.
Mais tarde, em casa, telefono para o CORONEL PM JOÃO NIKOLUK, de DRACENA, e conto esse caso de TUPI PAULISTA, município vizinho. O NIKOLUK conversará com conhecidos dessa cidade.
Converso, por telefone, com o CORONEL PM Res PLÍNIO ANGANUZZI e ele aceita ser conselheiro do MMDC.
ANDRÉ conseguiu tirar o defeito do meu carro. O problema estava no distribuidor. Amanhã, ele irá ver o carburador.
Dois brasileiros foram eliminados no ATP TOUR DE MEMPHIS logo na primeira rodada. JAIME ONCINS perdeu para o americano RICHEY RENEBERG. FERNANDO MELIGENI foi derrotado por TODD MARTIN, também dos ESTADOS UNIDOS.
O PALMEIRAS derrotou o SÃO PAULO por 2 a 1, nesta noite, no PACAEMBU, primeiro duelo da briga de vizinhos por uma vaga à final do TORNEIO RIO – SÃO PAULO. No outro jogo, no MARACANÃ, jogaram BOTAFOGO e SANTOS, embaixo de chuva. Resultado: 0 a 0.      
17 a. falece o radialista FAUSTO MACEDO, em 17 de fevereiro de 1999.
17 a. do assassinato de THIAGO, PAULO e ÂNDERSON, em SÃO VICENTE, por policiais militares do Regimento de Polícia Montada, no dia 17 de fevereiro de 1999.
17 a. em que o líder do Partido dos Trabalhadores Curdos – PKK – ABDALÁ OCANAN, foi levado hoje do QUÊNIA à TURQUIA, em 17 de fevereiro de 1999. Viajou amarrado, vedado e aparentemente narcotizado em um avião pilotado por um agente secreto. Seria interrogado por espionagem militar e civil. Na ALEMANHA, agentes de segurança israelenses mataram três curdos que tentaram assaltar o Consulado de ISRAEL, em BERLIM. Foi lançada a Campanha da Fraternidade deste ano (1999), que tem como tema o desemprego. Dom CLÁUDIO HUMMES rezou a missa da quarta-feira de cinzas para aproximadamente 2.500 pessoas, na Catedral da SÉ. A Campanha desenvolverá a temática SEM TRABALHO... POR QUÊ?
16 a. de outras anotações na quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro de 1999: passado o Carnaval, vamos encarar a realidade das coisas, principalmente no campo econômico. Com a desvalorização do real tivemos um aumento generalizado, primeiro tendo em vista a ganância das pessoas em quererem tirar proveito da situação, segundo porque o próprio governo é interessado nisso. Não encontro muitos dos oficiais que estabelecem a seqüência de palestras e aulas. Apenas cruzo com CRISTIANO e ADRIANO. Mais tarde volta o CRISTIANO para se encontrar com o PAOLO. Apenas posso orientar esses oficiais nesta tarde de alta temperatura.
Saem os resultados das apurações dos votos dos jurados para as Escolas de Samba do Grupo Especial. Em SÃO PAULO são duas escolas vencedoras: GAVIÕES DA FIEL e VAI-VAI. No RIO, a surpresa fica por conta da IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE. Em segundo, a BEIJA-FLOR.
Vou verificar a OPERAÇÃO OSÓRIO. Não encontro o responsável por esse serviço. Na TRANSGUARULHENSE, que pego na PRAÇA PRINCESA ISABEL, vejo a grande dificuldade em passar pelo BOM RETIRO. É que a GAVIÕES DA FIEL comemora o título.
O ANDRÉ vai buscar, com o carro do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, o PAULO CÉSAR, no GUARUJÁ. Perde-se naquele lugar. Somente depois de muito rodar é que descobre a casa onde está o PAULO CÉSAR e seus companheiros.
TORNEIO RIO-SÃO PAULO – PALMEIRAS 3 x SANTOS 2. VIOLA é herói e vilão ao mesmo tempo. Marca dos dois gols do SANTOS e faz um contra. 
16 a. transf. reserva : Cel. JOÃO ANTÔNIO SALVATTI, Cel. ARTUR ROBERTO AMARAL BRISOLA e Cel. MARCO ANTÔNIO MEDINA SALSEDO, em 17 de fevereiro de 2000.
16 a. da grosseria do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES (17 de fevereiro de 2000) ao manter comigo um telefonema malcriado, prepotente e até ignorante, pois reclamava de algo que ele mesmo mandou fazer como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Tinha eu tomado decisão de sair do MMDC, mas depois ele se retratou mediante outro contato telefônico, alegando equívoco anterior.
16 a. do 33º BPMM –CARAPICUIBA. 0 TENENTE-CORONEL PM ARIVALDO SALGADO, na época, foi comandante dessa Unidade (promovido a CORONEL, foi comandar o CPAM/10 e, posteriormente, comandou o CPAM/1. Em janeiro de 2007, o CORONEL PM ARIOVALDO SALGADO foi nomeado Chefe de Gabinete do Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. Após a saída do CORONEL PM DINIZ do Comando Geral, SALGADO foi transferido para o CPI-1 (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS). O 33º BPMM foi fundado em 17 de fevereiro de 2000. ARIVALDO SALGADO foi transferido para a reserva em maio de 2010.

ACONTECEU EM 17 DE FEVEREIRO DE  2001  : -  SÁBADO
Envolvido com  AÇÃO LOCAL-SÉ e com a ONG VIVA O CENTRO, além de ser o secretário do MMDC, a semana passou muito depressa. Os dias foram curtos demais para os compromissos, culminando com as despedidas dos CORONÉIS PMs GUIMARÃES e SUZANO na noite de ontem. Em compensação, tenho este sábado de plena tranqüilidade. Dá para arrumar meus arquivos e colocar em dia, no computador, a minha agenda de memórias ao longo de cinqüenta anos e nove meses de escrita.
Telefona-me o CORONEL PM Res RENALDO, tesoureiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conversamos sobre as contas de água que foram entregues no Monumento Mausoléu. São contas abusivas que não dizem respeito ao Monumento. Simplesmente vamos devolvê-as à SABESP. Também conversamos sobre a idéia do débito automático que pretendemos introduzir no MMDC.  

Um assaltante armado atacou o jornalista CARLOS TRAMONTINA, da GLOBO, de 44 anos, e levou seu MITSUBISHI SPACE. TRAMONTINA estava na garagem de sua casa, Rua AMANDABA, no JARDIM LOS ÂNGELES, zona sul, e ia viajar para CARAGUATATUBA, no litoral norte. CARLOS TRAMONTINA estava no carro com a família, saindo para passar o fim de semana em CARAGUATATUBA. O veículo, com a bagagem, foi encontrado uma hora depois, em VILA SANTA CATARINA, na região.

Os PMs MÁRCIO BAPTISTA DOS SANTOS, de 22 anos, e ALEXANDRE RETAMERO, de 25 anos, mataram, durante assalto, o produtor de filmes CARLOS THOMAZ SANTILLI, de 32 anos. O crime ocorreu na BARRA FUNDA e os policiais–militares foram presos em flagrante. Com eles estavam outros dois homens que fugiram num fusca branco. Os PMs foram presos e transferidos para o PRESÍDIO ROMÃO GOMES.

O BLOCO CARNAVALESCO GUERI-GUERI comemora seus quinze anos. Deixou, pela primeira vez, a Rua OSCAR FREIRE, nos JARDINS, e anima o PARQUE IBIRAPUERA, hoje à tarde, numa área cercada na frente do Monumento das Bandeiras. ELZA SOARES, NEGUINHO DA BEIJA-FLOR, a bateria da Escola de Samba ROSAS DE OURO, animam a festa.
CAMPEONATO PAULISTA: o SANTOS goleia a PORTUGUESA por 4 a 0, na VILA BELMIRO e agora é líder isolado do PAULISTÃO.
PALMEIRAS 2 x RIO BRANCO 2, em AMERICANA. Nos pênaltis, o alvi-verde vence por 5 a 4.
Assisto no CINE SINISTRO: A MÁSCARA DA MORTE.
MEIA-NOITE – os relógios são atrasados em uma hora. Acaba o horário de verão.    

2 002 :  - DOMINGO
O PM JOÃO está escalado de serviço no CSM/AM e não poderá me levar até POÁ, como sempre faz aos domingos. Devido a isso, às 10 horas estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI para fazer uma parada na banca de jornais da Rua SANTANA DO JACARÉ, onde adquiro as revistas ÉPOCA e ISTO É e o jornal AGORA. Depois, embarco num ônibus que me leva até a estação metrô-TUCURUVI. Perco muito tempo no BRÁS, aguardando a saída do trem espanhol. Também mais meia-hora é perdida na estação GUAIANAZES.
Encontro minha mãe bastante agitada. Diz ela que dona LILICA já esteve na sua casa pela manhã e não demonstra ter melhoras em seu estado de saúde. Com essa preocupação por ver uma doença degenerativa de sua melhor amiga, fica irritada. Deixa cair todo o macarrão na pia e isso enerva mais ainda dona ALICE. Procuro fazê-la entrar em tranqüilidade, desviando sua atenção com conversas mais amenas. Depois do almoço, sente sono e vai descansar, melhorando seu estado de ânimo. Não vejo hoje a MARIZETE e o FELIPE. Converso com o ADALVO. Percebo que estão sendo retirados caminhões de terra daquela parte do antigo patrimônio do ABRIGO BATUIRA, vendida para uma sociedade que irá construir um shopping naquele lugar. Com isso, a imagem de POÁ, na avenida 26 de março, muda muito.
Por volta das 16 horas, chegam o Cabo RENATO, meu primo, e seu filho LEANDRO. Ele me leva até a estação POÁ. Vou iniciar o retorno para GUARULHOS.
Numa van, quando passo pela frente do CANINDÉ, campo da PORTUGUESA, enorme multidão está deixando o estádio, que hoje foi palco de PORTUGUESA x CORINTHIANS. O alvi-negro goleou a lusa por 4 a 1, causando a queda do técnico CANDINHO. Já a PONTE PRETA alcançou a liderança do RIO–SÃO PAULO ao vencer o BOTAFOGO por 2 a 0. O SÃO PAULO ganhou do FLAMENGO por 4 a 2 e o SANTOS derrotou o SÃO CAETANO por 2 a 1.

Três integrantes do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL foram mortos, nesta tarde, na Penitenciária 2 de SOROCABA. Um quarto preso ficou gravemente ferido. A cadeia é dominada pela organização conhecida como COMANDO DEMOCRÁTICO DA LIBERDADE e a polícia suspeita que ela seja a responsável pelos assassinatos. Na Capital, 34 presos fugiram do 65º Distrito Policial (ARTUR ALVIM) após estourar a tranca da porta da carceragem.

Quatro jovens foram assassinados às 23h30 enquanto assistiam à televisão em uma pequena casa alugada há menos de um mês pela mãe de um deles. A execução aconteceu na zona leste e foi a DÉCIMA CHACINA do ano em SÃO PAULO.

Abatido e sem ânimo sequer para fazer o que mais gosta: versos. Assim se encontra o poeta popular PATATIVA DO ASSARÉ, internado desde o dia 13 de fevereiro com infecção na vesícula, no hospital SÃO FRANCISCO, em CRATO – FORTALEZA. Até a programação comemorativa dos 93 anos dele foi suspensa. PATATIVA completará 93 anos no dia cinco de março. Em dezembro de 2001, ele foi internado com infecção na próstata.

A MANGUEIRA, primeira colocada do carnaval carioca, encerrou a noite das campeãs no sambódromo, desfilando sob chuva fina e acompanhada pelos gritos de “é campeã” vindos das arquibancadas e camarotes. Também foi muito aplaudida a vice-campeã BEIJA–FLOR.
A escola italiana IL COMUNE DI ADRANO, da SICÍLIA, abriu o desfile. Foram nove horas de espetáculo, com início às 20 horas do sábado. Mesmo com a chuva, o público, calculado em 60 mil pessoas, não arredou pé do sambódromo. No desfile da MANGUEIRA, que começou pouco depois das 2h30 da madrugada deste domingo, só faltou dona ZICA, que esteve internada por uma semana, com pneumonia, recebeu alta ontem, mas foi impedida de desfilar por causa da chuva. SALGUEIRO, sexta colocada, acabou recebida pelo público com aplausos comedidos. A VIRADOURO seguiria no mesmo tom, não fosse o brilho de LUMA DE OLIVEIRA, à frente da bateria, que carregava uma bandeira da paz. Desfilaram depois MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL e a IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE.

A tenista americana MÔNICA SELES foi a grande vencedora do TORNEIO DE TÊNIS DO CATAR, ao derrotar a tailandesa TAMARINE TANASUGARN. Ela recebeu o troféu, um falcão de ouro, vestindo um traje típico do país.

O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO chegou hoje à noite a BUENOS AIRES e amanhã vai reiterar o apoio brasileiro ao presidente argentino, EDUARDO DUHALDE, juntamente com os demais sócios do MERCOSUL. 

O JORNAL DA TARDE publica que a prefeita MARTA SUPLICY havia feito uma correção na Planta Genérica de Valores, aumentando o preço de avaliação dos imóveis. Assim, a Prefeitura arrecadaria mais com o IPTU. JADER BARBALHO havia passado cinco horas na prisão acusado de ter desviado verbas da SUDAM. O político, ex-presidente do Senado, tinha conseguido o hábeas-corpus.

SUBSTITUÍDO pelo EURO, o FRANCO FRANCÊS – moeda corrente na FRANÇA por 641 anos. O novo dinheiro é utilizado no país desde sua introdução na UNIÃO EUROPÉIA, mas somente agora o franco foi tirado definitivamente de circulação.

RECUPEROU-SE de uma pneumonia aguda no pulmão esquerdo o humorista RENATO ARAGÃO, o DIDI, de 63 anos. Ele teve alta do hospital BARRA D´OR, onde estava internado havia três dias. Antes de voltar ao trabalho, DIDI ficará uma semana em repouso.
 

2 003   :   -   SEGUNDA-FEIRA
O COMANDO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO convida V.S. e Exma. Família para assistirem à Solenidade de “RECEPÇÃO DOS NOVOS ALUNOS OFICIAIS”.
DATA : 17 DE FEVEREIRO DE 2003
HORÁRIO : 16:00 HORAS
                                 Ass.    JOSÉ FRANCISCO GIANNONI
                                                 Cel. PM COMANDANTE

É com grande satisfação que convido VOSSA SENHORIA para participar da AULA INAUGURAL do ano letivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que se realizará em 17 de fevereiro de 2003, às 09:00 horas, no auditório da Associação Brasil Soka Gaikai Internacional SGI, sito na Rua Tamandaré, 984, Liberdade – São Paulo.
Certo de poder contar com sua presença, desde já agradeço e subscrevo-me enviando protestos de elevada estima e distinta consideração.
                                   Ass.         RUBENS CASADO
   Coronel PM Presidente da Comissão Estadual de Polícia Comunitária.

Uma trama ambientada no LEBRON. Uma bela e elegante mulher chamada HELENA como protagonista. Personagens que falam sobre conflitos cotidianos ao som de algum clássico da bossa nova. Um autor capaz de transformar dramas banais em folhetins campeões de audiência. Você já viu esse roteiro antes, várias vezes. É a descrição perfeita das novelas “HISTÓRIA DE AMOR”, de 1995, “POR AMOR”, de 1997 e “LAÇOS DE FAMÍLIA”, de 2000, todas escritas por MANOEL CARLOS, que apresenta hoje o início de mais um saboroso produto elaborado com sua receita mágica. Sob direção de RICARDO WADDINGTON, “MULHERES APAIXONADAS” substitui “ESPERANÇA” com a missão de resgatar a marca dos 40 pontos de Ibope que a GLOBO projetou para o horário, mas deixou despencar para 28 por conta dos tropeços da trama italiana. A luta pela audiência das 20 horas fica ainda mais acirrada a partir de abril, quando o SBT avança com seu projeto de ampliação do “mercado das novelas” e lança “JAMAIS TE ESQUECEREI”, estrelada por um “casting” lotado de ex– globais como ANA PAULA TABALIPA, FÁBIO AZEVEDO, JONAS BLOCH e DANTON MELO. As armas de Maneco para deixar o dedo nervoso do telespectador longe do controle remoto também são poderosas: vai ter padre (NICOLA SIRI) largando a batina pelo amor de uma jovem (LAVÍNIA VLASAK), cinqüentona (SUZANA VIEIRA) namorando garotinho (RAFAEL CALOMENI), professora (HELENA RANALDI) flertando com aluno adolescente (PEDRO FURTADO) e uma protagonista (CHRISTIANE TORLONI), transgressora, apesar de mais uma vez se chamar HELENA.

Chove muito pela manhã, desde às 7 horas.  O Sr. MARCONDES telefona-me. Não poderá ir à APMBB assistir a solenidade de recepção dos novos alunos–oficiais. Diz ele que o GENERAL BUENO retornou do GUARUJÁ, onde esteve descansando alguns dias. Hoje, o general não irá atender ninguém. Irá se preparar para a nova “guerra” criada pelo nebuloso IPH, que entrou com agravo contra a reforma do Monumento– Mausoléu. O Sr. MARCONDES quer saber se o CORONEL RUI CÉSAR MELO já respondeu ao pedido de fornecer uma declaração para a Sociedade, dizendo que deu uma ordem verbal, no ano passado, para o início das conversas em torno da reforma do OBELISCO, com patrocínio da NESTLÉ/NESCAU.  Esta segunda–feira não é boa. Não posso sair de casa antes das 10:30 horas por causa da chuva. Com isso, toda a programação estipulada para a manhã fica prejudicada. O ônibus que tomo vai demorar muito para chegar na ARMÊNIA. O trânsito está ruim por causa do mau tempo. Os oficiais do MMDS já estão em  destino, pois chego nesse lugar bem depois do meio–dia. Até o almoço fica prejudicado.  Apenas converso com VICTÓRIO, empenhado em fazer um relatório rotineiro. Na Sociedade, sem contar com a presença do presidente, tenho de resolver um caso triste. Recebo um telefonema da senhora LANA MARIA NORONHA. Diz ela que seu pai, ex–combatente de 32, GERALDO PAULO DE NORONHA, de 92 anos, caiu recentemente e fraturou um joelho. Sofreu uma operação numa clínica ortopédica, pelo SUS, no PARI. Agora, residindo numa CASA DE REPOUSO na MÓOCA, precisa ser levado, de ambulância, até à clínica, para retirada dos pontos. Não tem dinheiro para pagar uma ambulância e recorre à Sociedade. Telefono para o sub cmt dos Bombeiros, CORONEL JAIR PACA DE LIMA, pedindo o auxílio deles. Fica de conversar com o CORONEL WÁGNER FERRARI e dar uma resposta lá pelas 17 horas. Coloco dona LANA em contato com os bombeiros para tentar resolver essa situação.
Vem ao MMDC o CORONEL RENALDO ALVES DA SILVA. Está em contato com o TRIBUNAL DE CONTAS para tentar resolver um problema financeiro com relação à prestação de contas de dez mil reais que foi fornecido pela Secretaria da Cultura. Conversamos sobre os problemas “cabeludos” que a SOCIEDADE enfrenta. Atualmente, há uma ameaça de embargo das obras do restauro do Monumento– Mausoléu, novamente com investidas criminosas do IPH.
Numa segunda–feira lamentável, deixo a Sociedade por volta das 16 horas e retorno a GUARULHOS. Foi um dia desastrado. Oito barracos desabaram e dez foram parcialmente destruídos na zona norte da Capital. A área mais atingida foi PERUS, onde choveu 87 mm. Outros lugares de intensa chuva: FREGUESIA DO Ó, LAPA, JAÇANÃ, TREMEMBÉ e SANTANA. Em OSASCO, um córrego no JARDIM ROCHEDALE transbordou, alagando ruas e avenidas. Os carros ficaram ilhados.
A cidade de CAMPINAS decretou estado de emergência na noite, em conseqüência de uma da maiores chuvas registradas nos últimos quarenta anos. Foram registradas cinco mortes. Três pessoas morreram afogadas no PARQUE IMPERADOR, entre elas um bebê. Outras duas pessoas morreram soterradas no JARDIM TAMOIOS. O bombeiro DOACIR ASSIS ficou preso sob a água e acabou sofrendo parada cardiorrespiratória. Levado ao Hospital das Clínicas e internado na UTI, em estado grave. Em SÃO ROQUE, um eletricista morreu após o desmoronamento de parte da encosta no bairro do JUNQUEIRA. O corpo só foi localizado depois de quatro horas de escavação.

Ainda nesta noite, o Sr. MARCONDES telefona-me. Conversou com um advogado criminalista sobre as ofensas que recebeu na reunião de DIRETORIA EXECUTIVA, quando o Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES foi grosseiro e o acusou de safado e de outras palavras nada elogiáveis. Esse advogado lhe disse que ele tem prazo para entrar com a  queixa crime. Quer também conversar com o Cmt Geral, forçando a reunião ordinária do CONSELHO SUPREMO neste mês de fevereiro, conforme manda o Estatuto. Prefiro que ele vá ao QUARTEL GENERAL sozinho, para que aconteçam forçamentos por parte do Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. A verdade é que essas brigas internas estão levando a Sociedade ao descrédito.
Para piorar ainda mais a data de hoje uma gripe está me deixando ruim.

OITO FICAM FERIDOS NA 14ª REBELIÃO NA FEBEM, em FRANCO DA ROCHA. O motim começou às 23:30 horas de ontem e se estendeu até às 2:30 horas desta segunda–feira. Vinte internos fugiram. O governador GERALDO ALCKMIN determinou que a PM vigie a instituição 24 horas por dia. Uma nova sindicância foi aberta pela presidência da Fundação.

O CAPITÃO CELSO APARECIDO MONARI, de 39 anos, acusado de ter encomendado 863 quilos de maconha apreendidos na quinta–feira, dia 13, em ASSIS, foi ouvido pelo delegado WASHINGTON CUNHA MENEZES, da Polícia Federal de MARÍLIA, e negou envolvimento no crime. O oficial, lotado na CASA MILITAR do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, foi denunciado pelo traficante MARCOS ROBERTO FERNANDES de 32 anos. Ambos poderão ser submetidos à acareação. Um dia após a denúncia, MONARI foi recolhido administrativamente pela Corregedoria da PM. O delegado não pediu a prisão temporária do capitão porque até agora não há indício de sua participação no crime. “O que existe é a denúncia, no papel, de um preso. Na agenda do telefone celular desse preso também aparece o número do telefone da casa do capitão”, acrescentou o delegado. Vizinhos do CAPITÃO MONARI ficaram surpresos com a acusação feita contra ele. O oficial propôs a quebra de seu sigilo telefônico e também bancário e fiscal.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA propôs hoje ao Congresso uma parceria para a aprovação de seis reformas estruturais: a da Previdência, a tributária, a trabalhista, a política, a agrária e a do sistema financeiro. Num gesto raro há história republicana, ele foi pessoalmente ao Congresso fazer o discurso de abertura dos trabalhos legislativos. LULA foi enfático ao dizer que os parlamentares têm de participar da construção do BRASIL com que todos sonham.

O senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES desistiu hoje de sua indicação para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Ele justificou a atitude alegando não querer criar constrangimento nem para o PFL nem para “ninguém de qualquer partido”. O senador é acusado de encabeçar esquema que grampeou mais de 300 telefones na BAHIA e sua eleição para a comissão deveria ocorrer no dia 19. A desistência, porém, é provisória. “Tenho certeza de que a apuração vai mostrar que eu sou vítima e não réu”, disse ACM.

O apresentador MARCOS MION e a rede BANDEIRANTES foram condenados por plágio. O juiz MAURO MACHADO afirme que dois quadros do programa DESCONTROLE são cópias de atrações do PIORES CLIPES DO MUNDO, que MION apresentava na MTV e determinou o pagamento de mil salários mínimos por danos morais e de quinhentos mil reais por multa contratual. A BANDEIRANTES deverá recorrer da decisão.

PRESO o camelô ANTÔNIO LEAL RIBEIRO, acusado de matar a própria filha em BELO HORIZONTE, no início de fevereiro. O corpo de CAMILA CONCEIÇÃO RIBEIRO, de 2 anos, foi encontrado num quarto de hotel, no centro da cidade. Em FOZ DO IGUAÇU (PR).

CONVIDADO pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, para cantar na festa do OSCAR, em 23 de março, o cantor CAETANO VELOSO. Ao lado da cantora mexicana LILA DOWNS, ele interpretará BURN IT BLUE, tema do filme FRIDA, que concorre ao OSCAR de melhor canção original.

CAIO BLAT recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de NOVA YORK pelo filme CAMA DE GATO, de ALEXANDRE STOCKLER.

A UNIÃO EUROPÉIA (UE) exigiu que o IRAQUE cumpra as resoluções da ONU e advertiu que as inspeções de armas não poderão prosseguir indefinidamente. Os chefes de Estado e de Governo dos 15 países da UE, reunidos em BRUXELAS, endossaram o comunicado. Pela primeira vez o bloco europeu admite uma ação militar no ORIENTE MÉDIO, ao assinalar que a guerra poderá ser usada só como “último recurso”.

Pelo menos 21 pessoas morreram pisoteadas e dezenove ficaram gravemente feridas, pela madrugada, num clube noturno de CHICAGO. Um segurança apartou uma briga com “spray” de gás pimenta, o que causou medo de atentado terrorista e correria. Havia entre 500 a mil clientes no clube EPITOME, muitos aproveitavam o feriado nacional do DIA DO PRESIDENTE. Na pressa de sair, muitas pessoas abriram por engano portas de armários do almoxarifado, sendo esmagadas nos cubículos por dezenas de outros freqüentadores.

O Centro de Diamantes de ANTUÉRPIA, na BÉLGICA, um dos mais seguros depósitos de pedras preciosas do mundo, teve 120 dos seus 160 cofres limpos por ladrões nesta segunda–feira. No prédio estavam guardados diamantes de comerciantes e de inúmeras empresas de lapidação. Mais impressionante do que a quantidade de pedras levada pela quadrilha é o “modus operandi” dos ladrões. Nenhuma porta foi arrombada, nenhum alarme disparado, nenhuma câmera interna registrou nada de anormal. O valor saqueado ainda não foi calculado, mas o roubo já é apontado como o maior de todos os tempos.

2 004   :   -   TERÇA-FEIRA
Logo cedo começa o barulho em casa. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA continua a azulejar a lavanderia, um dos lugares prediletos da LUCINDA. Na verdade, ela passa um grande tempo do dia nesse canto. Está ficando muito boa a aparência dessa parte do quintal de casa.

Tenho de fazer um balanço financeiro na entidade que estou presidindo, pois os oficiais querem sempre tirar vales durante o mês e há, periodicamente, um certo desequilíbrio. O nosso tesoureiro é uma verdadeira negação, talvez por bondade, deixando que todos avancem no dinheiro que, na verdade, não dá para todos. Isso deixa alguns oficiais ressabiados, pois sabem que vem “chumbo grosso” pela frente, isto é, vão ser obrigados a arrumar dinheiro para tampar o “buraco”.
Com certa freqüência, sempre por volta das 14 horas, estou no MMDC. Não conto hoje com a presença do Cel MENDES (está acompanhando a esposa à CRUZ AZUL). O GENERAL BUENO quer falar comigo e telefono a ele. O problema é sobre um perito que ele pediu para o Sr. MARCONDES. Até agora não foi arrumado. O presidente pedira ao sub-comandante da PM, Cel FERNANDO PEREIRA. Este ficou de conversar com o Cmt Geral, mas até agora não surgiu o nome do oficial que acompanharia o perito nomeado pela Justiça. O GENERAL BUENO quer esse nome até amanhã. Converso, via fone, com o Sr. MARCONDES e este me pede para entrar em ligação com o Cel FERNANDO. Telefono ao gabinete do Sub Cmt PM e apenas deixo o recado, porque ele está em reunião. Até o horário que deixo a Sociedade (16 horas) não tenho a resposta. Um repórter do DIÁRIO DO COMÉRCIO quer informações sobre o restauro do Monumento-Mausoléu e passo a ele os dados verdadeiros que tenho sobre essa situação.
O advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO manda, por fax, uma minuta de um ofício a ser encaminhado ao vice-governador CLÁUDIO LEMBO sobre o problema “MMDCA”, solicitando uma terceira reunião do grupo escolhido para resolver esse impasse. Do dia 6, quando realizamos a segunda reunião, até hoje, nada temos de novidades em torno dessa melindrosa situação. 
Quando chego em casa, telefono para o Cel MENDES. Ele está levando dona OÇAINE para sua residência. Tentou arrumar um perito através da maçonaria, mas nada conseguiu.
Vejo os trabalhos do JCS no quintal de casa. Aos poucos, as coisas vão voltando nos seus devidos eixos. Essa reforma começou em 22 de janeiro.

Somente hoje, lendo o DIÁRIO OFICIAL, na parte da ASSEMBLÉIA, é que fico sabendo do assassinato do MAJOR ÉDISON DA MATA FERREIRA, fato esse que aconteceu na noite do dia 24 de janeiro. Conto para o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR esse crime. Como durante muitos anos trabalhamos com o MATA no Comando de Policiamento de Choque, sentimos muito a sua trágica morte.

LUCINDA está assistindo a novela CELEBRIDADE. Hoje á noite do assassinato de LINEU (HUGO CARVANA). É morto com um tiro durante a festa de lançamento da revista dirigida por CRISTIANO (ALEXANDRE BORGES). Muitas pessoas tinham motivos para cometer o crime. Antes do assassinato, FERNANDO (MARCOS PALMEIRA) discute com o sogro e diz que não quer ver BEATRIZ (DÉBORA EVELYN) nunca mais. Diante da situação, LINEU ameaça pedir a um amigo que não patrocine o filme do genro, e FERNANDO, furioso, fala que não cederá à sua chantagem. O cineasta vai embora zangado. MARIA CLARA (MALU MADER) tenta detê-lo, mas não o alcança, e FERNANDO, descontrolado, acaba batendo o carro ao sair do estacionamento da empresa do sogro. CORINA (NÍVEA MARIA) conversa com LINEU e esquece o seu celular na sala. A seguir, INÁCIO (BRUNO GAGLIASSO) explode com o avô e fala que vai se casar com DARLENE (DEBORAH SECCO). LINEU diz que o garoto é louco e o expulsa de seu escritório. Próximo à empresa VASCONCELOS, FERNANDO troca o pneu do seu carro e vê o filho, transtornado, pegar um táxi. CORINA conta para MARIA CLARA que LINEU é o pai dela. A produtora vai procurá-lo e, ao chegar na empresa, encontra LINEU morto em sua sala. INÁCIO chega à casa de SALVADOR (ROBERTO BOMFIM) bastante nervoso. MARIA CLARA vai falar com FERNANDO, que nega ter se encontrado com LINEU, o que deixa a produtora confusa. A produtora vê a marca da batida no carro do amado e pergunta por que ele está mentindo. BEATRIZ fica desarvorada com a morte do pai e com a notícia de que MARIA CLARA é sua irmã.

GÉRIS É ELIMINADA DO “BIG BROTHER BRASIL 4”. Foi desejando muito sucesso à enfermeira GÉRIS que a frentista SOLANGE se despediu da amiga. A paraibana levou a pior no paredão, obtendo 69% dos votos do público. “Sei que vou ter muita luz para me iluminar”, disse GÉRIS ao ouvir o resultado da votação.

Começa hoje a sétima semana de UM SÓ CORAÇÃO. É patente a desagregação da família do CORONEL TOTONHO: MARIA LUÍSA volta a se encontrar com o pintor MARIANO; RODOLFO e ELISA vivem um casal moderno, cada um se divertindo à sua maneira (ELISA é amante de FERNÃO); BERNARDO, outro filho do coronel, pegou maleita na BOLÍVIA e retornou ao BRASIL (vai se consultar com o doutor MARTIM). YOLANDA PENTEADO novamente cruzou com MARTIM (o doutor cuidou da doença de sua mãe), mas eles apenas são bons amigos. OSWALD DE ANDRADE distancia-se de seus amigos intelectuais, inclusive criticando-os: MÁRIO DE ANDRADE, ALCÂNTARA MACHADO e outros, em seu jornal MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO, ajudado por ASSIS CHATEAUBRIAND. Este, sempre enamorado de YOLANDA, insinua que FERNÃO a trai em SANTOS com ELISA e se propõe a levá-la até o local dos encontros. PAGU é amante de OSWALD DE ANDRADE, cada vez mais desnorteado. GILDA (mulher de MARTIM) encontrou no casal RODOLFO e ELISA o par perfeito para suas distrações. No final do capítulo, ANA fica revoltada ao verificar que seu quadro sumiu da confeitaria e acusa JOAQUIM de ser o autor do desaparecimento do mesmo. BERNARDO trabalha numa fábrica do BRÁS e seu pai fica sabendo dessa deplorável situação.

O promotor de Justiça, JOSÉ CARLOS BLAT, foi afastado hoje pelo procurador-geral de JUSTIÇA, LUIZ ANTÔNIO GUIMARÃES MARREY, do GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL E REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO –GAECO. A equipe, considerada de elite dentro do Ministério Público, já investigou vários crimes envolvendo policiais militares e integrantes do poder público. Para o lugar de BLAT, foi designado o promotor IVANDIL DANTAS DA SILVA, do Centro de Apoio e Execução e das Promotorias Criminais. Em três meses, é a terceira troca de promotores feita por MARREY no GAECO. BLAT, de 39 anos, estava no grupo desde março de 1998. Suas principais atuações foram nos casos da FAVELA NAVAL (1997), MÁFIA DOS FISCAIS (1999) e CRACOLÂNDIA (2001). Recentemente, participou das ações que levaram à prisão de JOSÉ ELEUTÉRIO DA SILVA, o LOBÃO, acusado de comandar uma rede de contrabando e falsificação de cigarros.

A ESTAÇÃO DA SÉ completou ontem VINTE E SEIS ANOS. Considerada a estação mais importante do sistema, passam por ela diariamente aproximadamente 650 mil pessoas. Com 40 mil metros quadrados, a estação interliga as duas linhas mais movimentadas do Metrô: AZUL (JABAQUARA/TUCURUVI) e VERMELHA (CORINTHIANS-ITAQUERA/BARRA FUNDA). Atualmente, a estação possui 38 escadas rolantes e 36 bloqueios –que no horário de pico da tarde (entre 17 e 18 horas) registram cerca de 170 embarques por minuto. Para construir a estação, a engenharia brasileira realizou a primeira implosão de prédios de sua história, derrubando o edifício MENDES CALDEIRA , de 30 andares.

OSWALDO DE OLIVEIRA retomou um velho caso de amor ao assumir o cargo de técnico do CORINTHIANS, onde iniciou a carreira há cinco anos. Sucessor de JUNINHO, demitido hoje, OSWALDO já avisou que vai pedir reforços para tirar o TIMÃO da lanterna do PAULISTÃO.

FORTE GRIPE E FERRER DERRUBAM GUGA EM BUENOS AIRES. Por respeito à torcida, GUSTAVO KUERTEN entrou em quadra, com forte gripe. GUGA pensou em desistir do ATP DE BUENOS AIRES. Porém optou por jogar, mas não teve forças para equilibrar o jogo com o espanhol DAVID FERRER. O resultado foi a derrota por 2 sets a zero. FERRER agora enfrentará o brasileiro FLÁVIO SARETTA, que bateu o alemão TOMAS BEHREND.
 
O JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO PUBLICA NA PRIMEIRA PÁGINA: SOBRINHO DO COMANDANTE-GERAL É FAVORECIDO EM CONCURSO DA PM. O candidato, reprovado em uma das etapas do exame, acabou sendo aprovado por meio de ofício confidencial. O concurso da POLÍCIA MILITAR para selecionar soldado de 2 ª classe está sob suspeita de favorecimento. O candidato FERNANDO RODRIGUES IMPELLIZZIERI, sobrinho do atual comandante-geral da PM, ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, e filho do tenente-coronel CLÁUDIO IMPELLIZZIERI, foi considerado “inapto” na chamada investigação social. Mas um ofício interno e confidencial da PM, assinado pelo TENENTE-CORONEL RICARDO BEZERRA DAMÁSIO, reverteu a decisão e ele acabou sendo aprovado. A Secretaria de Segurança Pública nega favorecimento. Já a PM argumenta que “o parentesco não impede nem favorece a participação de qualquer candidato”.

A 5ª Câmara Criminal de Férias do TRIBUNAL DE JUSTIÇA determinou hoje a imediata remoção do traficante carioca LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR – detido no presídio de segurança máxima de PRESIDENTE BERNARDES, no interior paulista - para um estabelecimento penal do RIO. O TJ indeferiu recurso do Ministério Público que pretendia impedir a remoção. Com isso, reativou decisão do juiz corregedor dos presídios, MIGUEL MARQUES DA SILVA, que, em outubro de 2003, havia determinado a transferência do traficante para o RIO.

O juiz MAURÍCIO HENRIQUE GUIMARÃES PEREIRA FILHO, da Vara do Júri do Fórum de CAMPINAS, decidiu levar a júri popular o casal de músicos ALEXANDRE e SARA ALVARENGA, acusado de tentativa de homicídio contra os dois filhos pequenos. Após um acidente de trânsito, em fevereiro de 2003, ALEXANDRE teria atirado o caçula, então com um ano de idade, no pára-brisa de um carro em movimento e, depois, batido com a cabeça da filha, de seis anos, em uma árvore, seguidas vezes. SARA não teria reagido às agressões contra as crianças e nem socorrido as vítimas.

O assessor parlamentar ENOQUE LEOCÁDIO DOS SANTOS, de 42 anos, foi assassinado por ser contra o namoro de sua sobrinha CLAUDINETE ARAÚJO BATISTA, de 36 anos, com RENATO DA SILVA VIEIRA, conhecido como CI, de 19 anos. O delegado titular da equipe G-SUL 1 do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, DIRCEU GELK, apresentou hoje os réus confessos CLAUDINETE e VIEIRA, que contaram também com a colaboração de SIDINEIS ALVES DE SOUZA, de 18 anos, e da filha de CLAUDINETE, de 15 anos, para assassinar ENOQUE. Ele era funcionário do líder do PTB na Assembléia Legislativa, CAMPOS MACHADO, e foi administrador regional da CAPELA DO SOCORRO entre janeiro de 1993 e fevereiro de 1997, na gestão PAULO MALUF. ENOQUE era contra o namoro da sobrinha, pois acusava o jovem de ser usuário de drogas. CLAUDINETE e VIEIRA namoravam há apenas dois meses e planejaram o crime há duas semanas. O rapaz chamou SOUZA para ajudá-lo no crime e os dois confessaram que foram os autores dos dois tiros da execução.  

Por seis votos a um, o desembargador ÁLVARO LAZZARINI foi eleito hoje presidente do TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Ele, que já ocupava o cargo de forma interina, terá mandato de dois anos. Seu concorrente, o também desembargador PAULO SHINTATE, ocupará os cargos de vice e de corregedor eleitoral. A posse ocorreu hoje mesmo. LAZZARINI, um dos votantes, seguiu o protocolo e fez o “voto de ética” em SHINTATE.

O médico ACIL MASCARENHAS JÚNIOR, de 32 anos, foi assassinado às 22:30 horas de ontem, na esquina das Ruas PLATINA e MONTE SERRAT, na VILA BRASIL, região do TATUAPÉ. MASCARENHAS estava caído sobre o volante de seu POLO preto. Tinha um ferimento no braço direito –a bala atravessou a axila e perfurou o coração. Assim que saiu de uma academia de ginástica, MASCARENHAS ligou para sua irmã, a professora CARLA MASCARENHAS, e avisou que estava indo buscar a mãe, SIMONE, na estação do Metrô. SIMONE não sabia que o médico iria esperá-la. Ela se despediu de uma amiga e desceu na estação TATUAPÉ, indo embora sozinha para casa. Funcionário do Hospital SANTA MARCELINA há cinco anos, MASCARENHAS se formou na Universidade do MATO GROSSO. Ele foi médico na MARINHA por dois anos. A médica CLÁUDIA ANDREO TOTH, de 32 anos, disse que o sonho do amigo era montar um consultório de acupuntura.

Tomou posse na presidência do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR o juiz PAULO ANTÔNIO PRAZAK. O novo presidente cursou a Faculdade de Direito da Universidade SÃO PAULO, Ingressou, como segundo colocado, em concurso público de provas e títulos, na carreira de Procurador do Estado em 1978, tendo atuado na Procuradoria de Assistência Judiciária e na Assessoria Jurídica do Governo. Em 1986, como primeiro colocado em concurso público de provas e títulos, foi nomeado juiz titular da 1ª Auditoria até 2002, quando foi promovido ao cargo de juiz do TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO. Em dezembro de 2003, foi eleito para o cargo de PRESIDENTE DO TJM para o biênio 2004/2005.

SUSPENSA pelo Supremo Tribunal Federal a ação penal contra o diretor teatral GERALD THOMAS, que ao final da exibição de uma ópera no Teatro Municipal do RIO mostrou as nádegas para a platéia, em resposta a um coro de vaias. A liminar que suspende a ação é válida até o julgamento do mérito do pedido de habeas-corpus feito por THOMAS.

VENDIDA a AT&T WIRELESSE, maior operadora de Telecomunicações sem fio dos EUA, para a CINGULAR WIRELESS, por cerca de 49 bilhões de dólares. A aquisição ainda será aprovada pelos acionistas e deverá ser concluída até o fim do ano. Em NOVA YORK.

CONDENADO por atropelar uma pessoa e fugir sem prestar socorro o bispo THOMAS O´BRIEN, de 68 anos. O acidente interrompeu sua carreira como líder da diocese católica de PHOENIX.

Dois filhos e um irmão do fundador da PARMALAT, CALISTO TANZI, foram presos hoje em PARMA, na ITÁLIA, além de mais cinco acusados de participação nas fraudes que levaram à quebra da companhia italiana. Os filhos FRANCESCA e STEFANO e o irmão mais novo de TANZI, GIOVANNI, foram presos sob a acusação de formação de quadrilha e quebra fraudulenta. A família TANZI deu desfalque de novecentos milhões de euros na empresa. FRANCESCA era responsável e administradora da PARMATOUR, a agência de turismo do grupo, e já vinha sendo investigada por implicações na falência dessa empresa, embora o pai sempre tivesse defendido a inocência da filha. Já STEFANO participou do Conselho de Administração de várias empresas do GRUPO PARMALAT, além de ter sido presidente do time italiano de futebol PARMA, onde negociou pessoalmente a compra de jogadores brasileiros.

PRESO por exploração sexual, na BAHIA, o turista alemão ERNEST DORZOK, autuado em flagrante por corrupção de menores. Ele carregava disquetes com imagens de meninas nuas. Em SALVADOR.
                
2 005  :   -   QUINTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL DE 17 DE FEVEREIRO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CORONEL PM ADEMIR CRIVELARO, SUB-COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS. Nasceu em 21 de outubro de 1950. Entrou para a PMESP em 31 de agosto de 1970. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 24 de maio de 1993; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1996; CORONEL – 4 de julho de 2000.
   
Manhã difícil. Levanto com os barulhos causados pelos cachorros da MARLENE, que me acordam. Depois vêm os problemas caseiros: como arrumar dinheiro para tratamento dos dentes da LUCINDA; como o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR poderá resolver o problema de seu carro (IPVA e transferência do nome do antigo proprietário para o seu). Esses assuntos domésticos “esquentam” a minha cabeça. Um pouco depois, o JOÃO parece ter resolvido o seu problema, socorrendo-se da antiga namorada, a FÁTIMA, que irá lhe arrumar o dinheiro.

Um tanto quanto desanimado, vou para a cidade de SÃO PAULO. Chego tarde no MMDS. Os oficiais estão em plena atividade. Comentam o serviço de segurança que fizeram ontem à tarde num Supermercado. Fazem um relatório. VICTÓRIO desenvolve intenso serviço administrativo. Mais tarde, por volta das 15 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MÔNICA conta que dona JÚLIA, esposa do Sr MARCONDES, está internada. Ele se preocupa com a saúde da mulher e com a grave situação financeira do MMDC. Quer que o CORONEL RENALDO se empenhe em resolver esse problema. Ameaça, mais uma vez, pedir demissão. Chega em falar em fechar a Sociedade. É um panorama sombrio que vai se arrastando há meses.

Com temperatura elevada e muito sonolento, regresso a GUARULHOS. MARLENE andou mexendo no DVD, após receber instruções de um técnico. Parece ter solucionado o problema. Foi aconselhada a não colocar no aparelho os chamados DVDs piratas.

Nesta noite o PALMEIRAS perdeu para o MOGI MIRIM, no PARQUE ANTÁRTICA, por 2 a 1. Foi a quarta partida sem vitória. MURICY RAMALHO se reuniu com a direção do INTERNACIONAL e desistiu de assumir o VERDÃO. Sem nenhuma carta na manga, o PALMEIRAS vai agora atrás de GENINHO.

A Polícia Civil de CAMPINAS diz ter informações de que o médico homeopata HÚDSON DA SILVA CARVALHO, de 46 anos, morto há 20 dias envenenado por arsênico com a mulher e a filha mais velha, manteve em cárcere privado por 20 dias a filha mais nova de 15 anos. A medida foi tomada como castigo por ela ter fugido de casa.

A explosão de uma bomba de efeito moral – feita de plástico e com dispositivo para espalhar fumaça – feriu quatro alunos na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, onde são formados os futuros oficiais da Corporação. As vítimas fazem parte da turma que começou o curso no dia 14 de fevereiro, última segunda-feira. Os “bixos”, como são carinhosamente chamados pelos cadetes, foram levados para o hospital militar com ferimentos. Uma sindicância irá investigar a explosão. Há uma informação de que o acidente aconteceu durante um “trote” aos novatos. O Comando da PMESP nega e diz que tudo ocorreu durante um exercício.

Um empresário de 74 anos conseguiu fugir hoje do cativeiro no qual era mantido refém desde a última terça-feira, dia 15, no bairro dos PIMENTAS, em GUARULHOS. Por volta das 6:30 horas, os dois homens encarregados de vigiar a vítima saíram para fazer compras. J.M. percebeu que não era vigiado e saiu correndo até um posto de saúde próximo, de onde chamou a polícia. O empresário foi feito refém dentro de uma das lojas de carros que possui na VILA MANCHESTER, zona leste da Capital. Três homens armados entraram no local e renderam os funcionários, o comerciante e sua filha, que também estava na loja. Todos foram amarrados com fios telefônicos e trancados no banheiro do estabelecimento. J. M. foi levado para o cativeiro em seu próprio ASTRA e, no dia seguinte, os seqüestradores pediram resgate, cujo valor não foi divulgado. Um menor acusado de participar do crime foi preso, ainda nesta manhã.

Em seu primeiro dia de visitas no presídio EVARISTO DE MORAES, no RIO, para onde foi transferido, o pagodeiro BELO recebeu sua mulher, a modelo VIVIANE ARAÚJO. Ela lhe levou frutas, chocolates e refrigerantes. O tempo de visita no presídio em SÃO CRISTÓVÃO vai de duas a cinco horas. O pagodeiro foi transferido para o GALPÃO DA QUINTA (como o centro é mais conhecido) na última segunda-feira, dia 14. O pagodeiro ainda não está liberado para receber visitas íntimas.

DEMITIDOS 1.751 funcionários da FEBEM, das unidades de FRANCO DA ROCHA, RAPOSO TAVARES e TATUAPÉ, depois de denúncias de maus-tratos. Eles foram substituídos por outros dois mil.

Quatro empresas brasileiras que disputavam desde 2003 o registro da marca “HARD ROCK CAFÉ” terão de escolher outro nome para o estabelecimento. É que o escritório de advocacia MONTAURY PIMENTA&MACHADO, que representa o HARD ROCK CAFÉ no BRASIL, ganhou na Justiça, nesta quinta-feira, ação que concede à marca o status de “notoriamente conhecida”, ou seja, as outras marcas registradas no País com esse nome estão invalidadas.

A confirmação do assassinato de CECÍLIA CUBAS, filha do ex-presidente RAÚL CUBAS (1998-1999), que havia sido seqüestrada em setembro de 2004, abriu uma crise política no PARAGUAI. O corpo da vítima, de 32 anos, foi encontrado na noite de ontem em estado de decomposição avançado, num túnel cavado numa casa no bairro de MBOCAYATY, em ASSUNÇÃO. A causa da morte foi asfixia. RAÚL CUBAS havia admitido ter pago 800 mil dólares pelo resgate da filha. Os contatos com os seqüestradores foram cortados em dezembro último. A polícia acredita que CECÍLIA foi morta há dois meses. Horas depois da descoberta, o chefe de polícia, CARLOS ZELAYA, renunciou ao cargo. O ministro do Interior, NELSON MORA, colocou seu cargo à disposição do presidente, NICANOR DUARTE. Acirrando a crise, DUARTE afirmou hoje que o crime é obra de criminosos que operam “sob a roupagem de um agrupamento político”. A alusão foi a militantes do PARTIDO PÁTRIA LIBRE, de esquerda, a quem investigações da Procuradoria-Geral atribuem o crime, junto das FARC, da COLÔMBIA. O principal suspeito dentre os seis detidos é OSMAR MARTÍNEZ, líder do PPL.

Torcedores argentinos e italianos, sobretudo os da velha guarda, choram a morte de OMAR ENRIQUE SÍVORI. Ídolo dos dois povos, nas décadas de 1950 e 1960, o antigo craque morreu hoje, aos 69 anos, depois de lutar contra câncer de pâncreas. SÍVORI nasceu em SAN NICOLÁS, cidade a 230 km de BUENOS AIRES, no dia 2 de outubro de 1935. Será enterrado no cemitério dessa cidade, amanhã. “CABEÇÃO”, como era chamado por companheiros, encantou fãs com dribles, passes certeiros e gols. Irritou adversários com o prazer que tinha em tocar a bola entre as pernas dos mais desavisados marcadores. SÍVORI foi, à sua maneira, um antecessor dos bad boys de hoje e ídolo de MARADONA. No poderoso  clube de TURIM, a JUVENTUS, teve o auge da carreira, entre 1957 e 1965, época em que conquistou três títulos italianos (58,60 e 61), duas vezes a COPA ITÁLIA (59 e 60), disputou 125 partidas e marcou 134 gols. Por diferenças com o técnico HERIBERTO HERRERA, deixou a JUVENTUS e se transferiu para o NAPOLI, onde ficou até 1968, antes de se aposentar. SÍVORI começou a jogar no RIVER, em 1954, ganhou os títulos argentinos de 55 e 56, antes de ir para a JUVENTUS. Em 1961, obteve cidadania italiana e pôde disputar a COPA de 1962 com a AZZURRA.

NOMEADO nesta quinta-feira, o ex-jogador FERNANDO MELIGENI como capitão da equipe brasileira que disputará a terceira divisão da COPA DAVIS. Ele foi confirmado depois que LARRI PASSOS, técnico de GUSTAVO KUERTEN, recusou o cargo.

2 006   :    -    SEXTA-FEIRA
FALECEU O CORONEL PM Ref FRANCISCO DE ASSIS LAINO

O aquecimento para o Carnaval 2006 começa oficialmente hoje na Capital com desfiles de bandas e blocos. Na região de SANTO AMARO, zona sul, é o PRIMEIRO GRITO PRÉ-CARNAVALESCO que vai agitar o paulistano. A programação do fim de semana conta com desfile de carros antigos, na MÓOCA, região leste. Além do tradicional PHOLIA NO MEMORIAL, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.
Hoje, às 17 horas, começa a festa na Praça FLORIANO PEIXOTO, com o tema “SANTO AMARO ESPELHO DO BRASIL”, com apresentação de bandas. Às 21 horas, a banda BATANTAN, do bairro do BUTANTÃ, na zona sul, desfila na avenida WALDEMAR FERREIRA. Também hoje, na rua MARIA ANTÔNIA, VILA BUARQUE, tem desfile do bloco UNIDOS DA MARIA ANTÔNIA.
Amanhã, será a vez da  zona oeste. O BLOCO DA BARRA FUNDA, o CLASSE A passará por onze ruas da região. Das 14 às 20 horas, a praça cívica do MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, será palco para o PHOLIA NO MEMORIAL. A partir das 10 horas, haverá desfile de carros antigos na zona leste. A saída será do MEMORIAL DO IMIGRANTE, na MÓOCA.
No domingo, além do PHOLIA NO MEMORIAL, haverá festa a partir das 16 horas no TREMEMBÉ: a banda GRONE´S passará pelas ruas do bairro a partir da PRAÇA LIONS CLUB.

Todos os jornais desta sexta-feira publicam a absolvição do CORONEL UBIRATAN. Em meus arquivos há uma caixa com todos os recortes de jornais que falam sobre esse assunto.
No caderno CIDADES/METRÓPOLE, de “O ESTADO DE SÃO PAULO” vamos encontrar: “PM TINHA DE INVADIR, DIZ FLEURY”. Ele garante que não deu ordem em 1992 porque estava viajando, mas daria hoje, mesmo sabendo das conseqüências. Promotor teme que absolvição ajude PMs. 84 policiais ainda devem ser julgados pelo MASSACRE na DETENÇÃO. “EU NÃO SOU O CORONEL DO CARANDIRU”, diz UBIRATAN GUIMARÃES. Para peritos da ONU, foi retrocesso. Absolvição é classificada de “chocante” pela ANISTIA INTERNACIONAL. Código Penal prevê punição, lembram juristas. Para especialistas, pode haver reação desproporcional no exercício da profissão e existe pena para isso.
Nas NOTAS & INFORMAÇÕES: A ABSOLVIÇÃO DO CORONEL UBIRATAN.
É apenas natural que a chacina de 111 presos na CASA DE DETENÇÃO do CARANDIRU, em outubro de 1992, tenha tido clamorosa repercussão não apenas no BRASIL, mas no mundo inteiro. Com toda certeza o que passou a ser chamado de “MASSACRE DO CARANDIRU” jamais sairá dos compêndios da história carcerária e policial dos povos, como uma das mais desastradas operações de repressão a conflitos ou revoltas dentro de estabelecimentos prisionais.   

Hoje, no MMDS, encontro os oficiais trabalhando em seus planos de ação e eu pouco tenho para fazer. Apenas recebo os devidos relatórios das atividades dos mesmos. Passo pela AORRPM. Converso com os coronéis HERMES CRUZ, JORGE GONÇALVES e EDILBERTO. Com este último consigo os telefones da ILHA ANCHIETA, local onde, em 1932, recebeu os prisioneiros da revolução constitucionalista. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC tenho de me desdobrar. Procuro nos livros o nome de OSMAR PEREIRA DE CAMARGO, que teria sido preso na ILHA DAS COBRAS. Nada consigo.  Com a falta do GINO e do MENDES, resolvo os problemas que vão surgindo. Ainda tenho de atender o associado SÍLVIO GUERRA, que quer conversar com o advogado ROMAGNOLI.
Recebo um pacote da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira. Contém as três medalhas MARECHAL MACHADO LOPES, endereçada para GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES e CORONEL PM Ref MARIO FONSECA VENTURA. Por e-mail, respondo a essa Associação que recebemos as medalhas.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB

MARIO FONSECA VENTURA

A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária teve, no 9º Batalhão de Engenharia sediado em AQUIDAUANA – MS, sob o comando do então Cel Eng JOSÉ MACHADO LOPES, uma Unidade à altura de seu renome, na campanha da ITÁLIA, em que participaram, vitoriosamente, as armas brasileiras.
Unidade de escol teve a feliz oportunidade de ter sido a primeira tropa a ser engajada contra o inimigo.
Participou, sem conhecer canseiras e mostrando sempre o alto padrão da sua eficiência, de todas as operações de guerra afetas às tropas brasileiras, seja integrando o Destacamento da FEB ao NORTE DE PISA e no VALE DO SERCHIO, seja atuando no âmbito divisionário, desde os contrafortes da área de PORRETA até o VALE DO RIO PÓ.
0 9º BE confirmou, portanto, nos campos de batalha na península italiana o acerto de sua escolha como participante da FEB e o valor inconfundível do moderno soldado de engenharia, dirigido e assistido por quadros capazes e um comando sereno e proficiente.
Concorreu, assim, brilhantemente, para que à nossa Pátria fosse reservado um lugar de relevo entre as Nações que velarão pela paz vindoura e futura reconstrução de um mundo livre e feliz.
Como forma de homenagear o comandante da Engenharia na FEB, a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Seção CAMPO GRANDE – MS, tem a grata satisfação e a honra de comunicar-lhe que em reunião da comissão de outorgas, Vossa Senhoria teve aprovação de sua indicação para ser condecorado com a “MEDALHA MARECHAL MACHADO LOPES”.
A referida Medalha foi criada por esta Associação, em Assembléia Geral Extraordinária, tendo sido cadastrada pelo Exército, constando do Almanaque de Oficiais, Subtenentes e Sargentos com o código A-14, e é destinada àquelas autoridades ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão das atividades da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial e aos que tenham prestado serviços relevantes, por meio de atividades ou contribuições à Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Seção MATO GROSSO DO SUL, com sede em CAMPO GRANDE.
PARABÉNS !
                                                                CAMPO GRANDE, MS, 21/02/2006
________________________________
MARCO AURÉLIO NUNES BRASIL
Secretário

(...NÃO PERMITA DEUS QUE EU MORRA SEM QUE EU VOLTE PARA LÁ, SEM QUE LEVE POR DIVISA ESTE “V” QUE SIMBOLIZA A VITÓRIA QUE VIRÁ...)

DIÁRIO OFICIAL DE 17 DE FEVEREIRO PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DO CAPITÃO MÉDICO PM EDUARDO CAETANO DE LIMA e do CAPITÃO QAOPM MARIO JOSÉ DE SOUZA.
EDUARDO nasceu em 19 de fevereiro de 1958. Entrou como 2º Tenente Estagiário Médico na PMESP em 9 de março de 1987. foi promovido a 1º Tenente Médico em 15 de dezembro de 1987. Sua promoção a CAPITÃO MÉDICO foi no dia 24 de maio de 1995.
Já o MÁRIO JOSÉ DE SOUZA ingressou no quadro de oficiais auxiliares da Administração em 11 de dezembro de 1992. Trabalhava no CPChq.

Ontem, num jantar com o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, senador TASSO JEREISSATI e com o governador de MINAS GERAIS, AÉCIO NEVES, o prefeito JOSÉ SERRA disse que aceita ser candidato à Presidência da República, se tiver apoio unânime do PSDB. A notícia foi recebida com mal-estar no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Hoje, os líderes tucanos ligaram para o governador GERALDO ALCKMIN e pediram que suavizasse o discurso do pré-candidato.

A reitora da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO anunciou hoje a demissão de 29,5% dos professores (472) e 28% dos funcionários (374). Com isso, a instituição espera zerar o déficit mensal de 4 milhões de reais, uma das metas para amortizar a dívida bancária de 82 milhões de reais. A lista foi feita por dois padres interventores nomeados pelo cardeal-arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES. A lista de cortes incluiu um dos docentes mais antigos, JOAQUIM VILLAÇA DE SOUZA CAMPOS. De seus 69 anos, 43 foram como professor de Sociologia da Faculdade de Educação. “É como se estivessem levando a minha casa. Eu jamais pediria demissão. Pensava que morreria aqui, como professor”, disse com um misto de revolta e decepção. O professor JOAQUIM VILLAÇA DE SOUZA CAMPOS deu aulas de SOCIOLOGIA no CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE ESTUDOS SUPERIORES (CAES). Em 1987, como aluno do CSP, ele foi meu professor.

O lateral direito CAFU, da seleção brasileira e do MILAN, recebeu alta hoje do Hospital PASTEUR, no RIO, onde foi submetido a três cirurgias na manhã de ontem: para correção de desvio do septo nasal, retirada das amídalas e recomposição do menisco do joelho esquerdo.

Os ROLLING STONES desembarcaram hoje de madrugada no Aeroporto TOM JOBIM e seguiram para o COPACABA PALACE. Cerca de 400 pessoas, entre fãs, jornalistas e curiosos aguardavam a banda na frente do hotel. As duas horas de show do grupo devem atrair amanhã à noite um milhão de pessoas a COPACABANA. Hoje já havia fãs acampados na praia.
Chegaram às 3:08 horas. Um batalhão de fotógrafos e repórteres compareceu ao aeroporto. Eles saíram de fininho e despistaram todo mundo. Às 3:30 horas, outro drible: um Mercedes prata, que saíra do aeroporto, dirigido pelo motorista CARLOS, estacionou nos fundos do COPACABANA PALACE. As quase 200 pessoas que faziam plantão na porta de frente do hotel foram correndo até a Avenida NOSSA SENHORA DE COPACABANA para ver MICK JAGGER e seus comparsas. Inútil, ele já tinha entrado, segundo o motorista CARLOS. Mas, logo em seguida, chega o ônibus que, em tese, traria os outros integrantes do ROLLING STONES. Batedores da PM jogam as motos sobre a multidão, fotógrafos se engalfinham com os policiais, a confusão está armada. O ônibus estanca no COPA. Forma-se um corredor polonês de policiais. De óculos escuros, KEITH RICHARDS é o primeiro a descer. Em seguida, CHARLIE “GRANPA” WATTS. A seguir, desce RON WOOD, que acena para o povo. Parece que está tudo consumado. Mas aí ele, o linguarudo-mór, MICK JAGGER, desce e acena para os dois lados. Comoção na avenida. Já na frente do COPA, entre o palco faraônico e as grades do hotel, os fãs se postam para observar os pontos mais altos do edifício. Uma fã jura que RON WOOD acenou para ela da sacada. De madrugada, uns garotos aparecem com uma faixa: “Fora, LULA. MICK JAGGER para presidente”. Isso tudo vai terminar quando eles pegarem o jato particular de volta, no domingo, às 20 horas.
Em seu primeiro dia no RIO, o cantor MICK JAGGER recebeu a visita do filho brasileiro, LUCAS, de 6 anos, no hotel COPACABANA PALACE, onde uma suíte foi reservada para o menino. LUCAS chegou ao local pouco antes do meio-dia com a mãe, LUCIANA GIMENEZ, que estava acompanhada do namorado, MARCELO CARVALHO, sócio da REDE TV!, onde ela apresenta um programa. LUCIANA deixou o menino com o pai. Só às 17 horas JAGGER mostrou a cara, timidamente, por trás da cortina da suíte principal. Os ROLLING STONES vão dar um show de cerca de duas horas para um milhão de pessoas, amanhã, em COPACABANA. A apresentação deve durar o suficiente para o grupo cantar as mais de 20 músicas previstas e fazer delirar os fãs, que já começaram a tomar a praia nesta sexta-feira. Eles vêm de toda a cidade, de diversos Estados e do exterior.

O secretário especial de Direitos Humanos, PAULO DE TARSO VANNUCCHI, admitiu hoje que o governo federal pode pedir a federalização do processo criminal sobre o MASSACRE DO CARANDIRU, em 1992. “Não se trata de uma possibilidade imediata, mas, se outras instâncias falharem, o governo pode suscitar a medida”, disse o secretário hoje em SÃO PAULO.
Cauteloso, VANNUCCHI disse acreditar que a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de absolver o coronel UBIRATAN GUIMARÃES será reformada pelos tribunais superiores. “Creio que o trabalho do Ministério Público e o sentimento dos meios jurídicos vai levar à revisão. “Mas se tudo falhar, disse o secretário, o governo não descarta a federalização do caso do CARANDIRU. Com isso, o caso sai da Justiça paulista e vai para a Federal, o que pode ocorrer nos casos de violação dos direitos humanos.
VANNUCCHI foi preso político nos anos 1970. Seu primo, ALEXANDRE VANNUCCHI LEME, morreu após ser torturado no DOI-CODI do 2 o. Exército, em SÃO PAULO. “Para mim, foi muito surpreendente essa decisão. Ela serve para nos alertar para o quanto a batalha dos direitos humanos ainda está por ser feita no BRASIL.  VANNUCCHI esteve no lançamento do 4 o. Guia de Direitos Humanos de SÃO PAULO. O evento tornou-se um ato de agravo à decisão do TJ. “Estamos vivendo um retrocesso dos direitos humanos”, disse o deputado federal LUIZ EDUARDO GREENHALGH, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Para o advogado ARIEL DE CASTRO ALVES a possibilidade de federalização do processo do massacre dos 111 presos no Pavilhão 9 da DETENÇÃO não é remota. Isso porque há a possibilidade do Ministério Público não recorrer da absolvição do coronel. “Um dos candidatos a procurador-geral na eleição de março no MPE é o procurador CARLOS HENRIQUE MUND. Se eleito, temo que ele não recorra da decisão. MUND atuou no processo contra UBIRATAN em 1998 e foi o autor do parecer que defendia a absolvição sumária do coronel, sem submetê-lo a júri popular. Em BRASÍLIA, a Pastoral Carcerária protestou hoje contra a decisão do TJ. “Estamos de luto porque, para nós, a impunidade foi oficializada”, resumiu o vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre VALDIR JOÃO DA SILVEIRA. O religioso fez questão de levar seu protesto ao Ministério da Justiça. Em reunião com o chefe do Departamento Penitenciário Nacional, MAURÍCIO KUHENE, não hesitou. “A decisão do tribunal será a responsável pelos próximos massacres”. Na segunda-feira, a pastoral fará um protesto em S PAULO.

O clima foi de tensão na Penitenciária 1 de MIRANDÓPOLIS, no oeste do Estado, hoje, véspera do quinto aniversário da maior rebelião registrada no País. Guardas da muralha impediram, às 15:30 hora, a fuga do seqüestrador WÂNDERSON NILTON DE PAULA LIMA, o “ANDINHO”. Revoltado, ele e outros detentos fizeram 34 agentes reféns. O coordenador dos Estabelecimentos Prisionais da região oeste, JOSÉ REINALDO DA SILVA, foi chamado para negociar. O impasse terminou às 20 horas, quando os funcionários foram soltos. A tentativa de fuga ocorreu na véspera do quinto aniversário da maior rebelião da história do País. Em 18 de fevereiro de 2001, presos do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC) desafiaram o governo e realizaram um motim simultâneo em 29 presídios do Estado.

O juiz da 2a. Vara Criminal de SÃO CARLOS, na região de RIBEIRÃO PRETO, JOÃO BATISTA GAIADO JÚNIOR, concedeu no fim da tarde a liberdade provisória da dona de casa MARIA DO CARMO GHISLOTTI, de 31 anos. Ela matou um adolescente de 15 anos, que teria violentado seu filho de 3 anos, no dia 7, no distrito de SANTA EUDÓXIA. O crime ocorreu na Delegacia de Defesa da Mulher, em SÃO CARLOS. MARIA DO CARMO foi libertada após o interrogatório e o marido a levou para a casa de parentes, pois existe um clima de comoção social no distrito. Na segunda-feira, o promotor MARCELO MIZUNO havia oferecido denúncia contra a dona de casa por homicídio qualificado. Após conceder a liberdade provisória, o juiz recomendou que MARIA DO CARMO não se exponha à mídia e a defesa tentará mantê-la incomunicável. A promotoria poderá recorrer ao Tribunal de Justiça na próxima semana. No interrogatório, MARIA DO CARMO repetiu a versão dada no dia em que foi presa. Após seu marido ter surpreendido o adolescente violentando seu filho, todos foram à delegacia. Lá, provocada pelo rapaz, ficou nervosa e o esfaqueou no pescoço. O adolescente morreu em seguida e MARIA DO CARMO foi detida em flagrante e levada para a cadeia feminina de RIBEIRÃO BONITO.   

O garoto JHECK BRENNER DE OLIVEIRA, de 6 anos, começou a morar em uma casa no JARDIM VERA CRUZ, periferia de FRANCA. Após nove meses, ele deixou a UTI do hospital UNIMED da cidade e foi para a casa com a mãe ROSEMARA DOS SANTOS SOUZA, de 22 anos. Agora vive num quarto equipado com uma mini-UTI. Essa mini-UTI foi emprestada pela SANTA CASA DE FRANCA.

Um infarto matou hoje de madrugada, em CAMPINAS, o ex-jogador JORGE MENDONÇA, ídolo da torcida do PALMEIRAS na década de 1970. Ele passou mal em sua casa e foi levado às pressas ao Hospital MÁRIO GATTI, onde morreu. JORGE MENDONÇA tinha 51 anos e estava trabalhando no GUARANY, clube que defendeu nos anos 1980. ele era coordenador do PROJETO BUGRINHO, destinado a revelar novos jogadores. A vida pós-futebol de JORGE MENDONÇA foi bastante tumultuada. Ele perdeu todo o dinheiro que conseguiu ganhar como jogador e se distanciou da família. A ex-mulher e os três filhos eram apontados por ele como os principais culpados por sua situação delicada. A saúde do ex-meia não era das melhores. Ele tinha pressão alta, gota no cotovelo esquerdo e no joelho direito e também bebia demais. MENDONÇA jamais admitiu ser alcoólatra, mas chegou a ser internado por causa do problema. Segundo ele, a internação foi uma armação de sua ex-mulher para prejudicá-lo. Por causa de seus problemas, MENDONÇA passou a ser apontado como um perfeito jogador que tudo teve, e tudo perdeu. Um exemplo a não ser seguido pelas novas gerações de atletas. O ex-craque passou vários anos sem uma ocupação decente até que foi contratado pelo GUARANI para o PROJETO BUGRINHO.
O emprego no BUGRE devolveu a MENDONÇA uma parte da dignidade perdida, mas ele jamais deixou de apreciar os prazeres da bebida alcoólica. Até o fim de sua vida, eram comum encontrá-lo no BAR DA GLÓRIA, um boteco no PARQUE DA FIGUEIRA, na periferia de CAMPINAS. A garrafa de cerveja era a sua companheira mais fiel.
JORGE MENDONÇA nasceu EM 6 de junho de 1954, em SILVA JARDIM, no RIO DE JANEIRO. Ele começou a carreira no BANGU, em 1972, e no ano seguinte se transferiu para o NÁUTICO e, em 1976, chegou ao PALMEIRAS. O grande momento de MENDONÇA no VERDÃO foi o gol do título paulista de 1976. Em 1980, ele foi para o GUARANI. Saiu do BUGRE, em 1983 e encerrou a carreira em 1991, no PAULISTA. O corpo será enterrado amanhã, às 10:30 horas, no Cemitério PARQUE DAS ACÁCIAS, em CAMPINAS.

Os ex-big brothers ALAN PASSOS e GRAZIELLI MASSAFERA foram assaltados num estacionamento de uma casa de festas do RIO DE JANEIRO. Foram abordados por três homens armados. Os bandidos levaram o carro do casal, além de bolsas, agendas, documentos e celulares.  

A carioca ISABEL CLARK foi a nona colocada no boardercross, hoje, nos JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE TURIM, o melhor resultado brasileiro e latino-americano na história da competição. ISABEL superou atletas mais bem colocadas no ranking da Federação Internacional de Esqui, como a francesa KARINE RUBY, considerada a melhor snowboarder de todos os tempos, com duas medalhas olímpicas. Antes, a melhor colocação brasileira em JOGOS DE INVERNO havia sido o 27 º lugar do bobsled em SALT LAKE CITY (2002). Na última descida, ISABEL foi beneficiada pela queda das três rivais, a francesa DEBORAH ANTHONIOZ, a suíça OLÍVIA NOBS e a alemã KATHARINA HIMMLER. ISABEL, que vinha atrás, teve habilidade para escapar do acidente.
ISABEL CLARK RIBEIRO nasceu no dia 24 de outubro de 1976, no RIO. Seu técnico e marido é o chileno IVAN FUENZALIDA. Principais resultados: 11 vezes campeã brasileira (1995 a 2005); pentacampeã sul-americana (2001 a 2005); campeã da COPA NORTE-AMERICANA (2002); 8 ª colocada na etapa de WHISTLER da COPA DO MUNDO, em 2005.    

MORREU na madrugada desta sexta-feira, aos 75 anos, no Centro Médico HACKENSACK, em NOVA JERSEY, o percussionista de jazz RAY BARRETTO, que sofreu uma traqueotomia na quarta-feira, dia 15. BARRETTO havia sido internado no mês passado para se submeter a uma cirurgia do coração. Na segunda cirurgia, ele não resistiu. Conhecido como o “rei da conga”, BARRETTO, de origem porto-riquenha, nasceu no BROOKLIN, em NOVA YORK, e dirigiu durante muitos anos bandas latinas. Criado entre o BRONX e o HARLEM, desde cedo teve contato com músicos de jazz, mas só ao voltar da guerra começou sua carreira. Depois de ouvir MANTECA, o sucesso de DIZZY GILLESPIE com a conga tocada por CHANO POZO, BARRETTO descobriu sua verdadeira vocação e começou a participar de jam sessions num clube de soldados em MUNIQUE. Em 1949, deixou a farda e abraçou definitivamente a conga. Em 1957, com a banda de TITO PUENTE, gravou seu primeiro disco, DANCE MANIA. Foi seu passaporte pra o mundo do jazz. Em menos de quatro anos já era o tocador de conga mais procurado pelos músicos, tendo gravado com feras como CANNONBALL, ADDERLEY e DIZZY GILLESPIE.
Os anos 1960 decisivos para BARRETTO. Sempre fiel às raízes porto-riquenhas, tratou de fazer experiências misturando ritmos latinos com o jazz. Nos anos 1970 ele tentou tocar salsa pura, mas, preocupado com a resistência do público americano e decidido a conquistar platéias maiores, BARRETTO tocou pela última vez com sua banda de salsa. E fusão não deu muito certo, mas, em 1979, unindo-se a ADALBERTO SANTIAGO, produziu um disco de salsa progressiva que lhe garantiu prêmios importantes e prestígio. Nos anos 1980, formou um trio com ADALBERTO SANTIAGO e a cantora cubana CÉLIA CRUZ, voltando ao jazz nos anos 1990, ao gravar com KENNY BURRELL e JOE LAVANO. 
   
Uma multidão de irados muçulmanos incendiou hoje parte do edifício do consulado italiano em BENGASI, na LÍBIA, num incidente que provocou a morte de 10 pessoas e ferimentos em 55. Forças de segurança entraram em choque com os manifestantes, tentando contê-los. Eles protestavam contra ataques desfechados contra o ISLÃ nos últimos dias pelo ministro das Reformas Institucionais da ITÁLIA, ROBERTO CALDEROLI. Representante da xenófoba Liga do Norte, CALDEROLI chegou a gabar-se de ter uma camiseta com as caricaturas do profeta MAOMÉ publicadas recentemente pela imprensa européia, que desencadearam violenta onda de protesto no mundo islâmico. Ao tomar conhecimento dos incidentes de BENGASI, o primeiro-ministro italiano, SÍLVIO BERLUSCONI, exigiu que CALDEROLI deixasse o ministério.  Em ROMA, políticos da oposição classificaram de “irresponsável” o comportamento de BERLUSCONI.

Centenas de pessoas podem ter morrido hoje em um deslizamento de terra que sepultou pelo menos 370 casas e uma escola primária no povoado de GUINSAUGON, na ILHA DE LEYTE, região central das FILIPINAS. Até a noite, haviam sido encontrados 23 corpos. Segundo a agência ASSOCIATED PRESS, 1.500 pessoas estão desaparecidas. Segundo a REUTERS, são 2.500. A causa da tragédia foi atribuída ao mau tempo, mas o desmatamento ilegal contribuiu para a ampliação. As FILIPINAS sofrem cerca de 20 tufões a casa ano. Essa mesma ilha sofreu em 1991 um dos piores desastres ocorridos no país nos últimos anos, quando sei mil pessoas morreram em inundações provocadas por um tufão. Imagens das tevês locais mostravam grandes áreas do povoado agrícola de GUINSAUGON, perto da cidade de SAINT BERNARD, cobertas por um lodo avermelhado, com as copas de algumas palmeiras e alguns tetos aparecendo. 

2 007     :        -    SÁBADO
Foi também num sábado de carnaval, há exatos 30 anos. Setenta e cinco amigos cobertos por um lençol, vestidos de “alma”, saíram pelas ruas do centro do RECIFE, com a missão de resgatar a folia das épocas do corso, do confete e da serpentina. O autor da idéia, ENÉAS FREIRE, era o mais entusiasmado. E foi quem batizou o bloco de Clube de Máscaras GALO DA MADRUGADA.
Três décadas depois, ENÉAS quase não dorme para pôr o GALO mais uma vez na rua. Com a diferença de que, hoje, a expectativa é que as 29 orquestras do bloco, citado pelo GUINESS como o maior do mundo, arrastem mais de dois milhões de pessoas por 113 ruas do RECIFE. Gente vinda de todos os cantos, disposta a pagar três mil reais por uma sacada com vista para os trios.
“Nunca imaginei que o GALO fosse crescer tanto. É um fenômeno. Mas tem a parte da diretoria que é trazida no meu sistema. Tudo que se passa aqui eu tenho que ser ouvido”, diz ENÉAS, de 85 anos, presidente perpétuo do bloco. Alma do GALO opina sobre tudo, de músicos a fantasias, e carrega um maço de notas de 10 e 50 reais no bolso para acertar as últimas pendências.
Com seis patrocinadores, o GALO tem apoio financeiro até 2010, e se dá ao luxo de ser patrocinado por uma marca de cerveja concorrente da que patrocina o carnaval municipal. É o que banca boa parte das despesas, cerca de 1,2 milhão de reais neste ano. O que sobra é usado em novas idéias, como o PALÁCIO DO GALO, que ENÉAS quer inaugurar em maio, além de criar a FUNDAÇÃO DO GALO, com escola de música para o “povo desamparado”.
Quatro filhos, oito netos e um bisneto, ele conta que o primeiro GALO saiu cedo, às 7 horas. Hoje, 30 anos depois, deve sair às 10 horas.

Acordo a LUCINDA por volta das 3:30 horas. É que ela precisa chamar o PAULO CÉSAR para se preparar para uma viagem até TRINDADE, com a KÁTYA e outras pessoas. Eles deverão passar o carnaval nesse lugar. O IAGO ficará com a NORMA durante esses dias.
Mais tarde, quando estou trabalhando no computador, o PAULO CÉSAR liga lá pelas 12:30 horas, comunicando que chegou em TRINDADE.
O sábado apresenta uma temperatura superior a 30 graus. Durante o dia procuro colocar em dia as minhas leituras e os meus arquivos, principalmente o digitalizado, que trata de minhas memórias.

Foi um Sábado de Carnaval – e de Aleluia, de quebra – para o SÃO PAULO, que meteu 4 a 2 no AMÉRICA, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, como quem estivesse passeando numa alameda refrescante nesta tarde de verão inclemente, enquanto seus históricos adversários tropeçavam aqui e ali no PAULISTÃO. Mas tão importante como a vitória, que aproxima o TRICOLOR da liderança, na qualidade de único invicto do PAULISTÃO, foi o futebol envolvente que praticou, atacando sempre, pelas duas extremidades do campo ou pelo meio, o que lhe permitiu não apenas marcar esses quatro gols como criar o dobro de chances claras para ampliar esse placar já expressivo.

Após golear o OPERÁRIO pela COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS frustrou hoje os 11.632 torcedores que trocaram a folia do Carnaval pelas arquibancadas do PALESTRA ITÁLIA. A equipe comandada pelo técnico CAIO JÚNIOR voltou a jogar mal e só empatou com o RIO CLARO por 1 a 1, pelo PAULISTÃO. O tropeço foi o sexto consecutivo do PALMEIRAS no estadual,competição em que não vence desde o dia 25 de janeiro, quando ganhou do SANTO ANDRÉ por 1 a 0.

A presença de NILMAR em campo – após sete meses – não bastou, e o CORINTHIANS conheceu hoje sua quarta derrota em nove jogos no PAULISTÃO. O vilão desta vez foi o PAULISTA, que venceu por 3 a 2, com um gol no último lance da partida no Estádio JAIME CINTRA. Com mais um tropeço, o TIMÃO despencou da quinta para a oitava posição na classificação, com 15 pontos.

O aluno FREDDY RINCÓN deu hoje uma bela lição no mestre VANDERLEI LUXEMBURGO. Mesmo comandando um time bastante inferior ao adversário, mesmo jogando na casa do inimigo, o colombiano festejou a vitória de seu SÃO BENTO por 2 a 0 sobre o SANTOS, de LUXEMBURGO, na VILA BELMIRO. A maior zebra do PAULISTÃO levou o time de SOROCABA para a 13 a. colocação, com nove pontos. O PEIXE ainda é líder isolado, mas só um ponto à frente do SÃO PAULO. Outros resultados: NOROESTE 5 x SÃO CAETANO 2; JUVENTUS 2 x MARÍLIA 2; RIO BRANCO 2 x GUARATINGUETÁ 1; SERTÃOZINHO 3 x SANTO ANDRÉ 2; ITUANO 3 x BARUERI 1.

Acabou hoje a aventura do brasileiro FLÁVIO SARETTA no ABERTO DO BRASIL. À tarde, pelas quartas-de-final do torneio, ele bateu o espanhol NICOLAS ALMAGRO. Horas mais tarde, no entanto, SARETTA foi derrotado por outro espanhol, JUAN CARLOS FERRERO. O dia de hoje não foi fácil para SARETTA. Ele teve de disputar duas partidas, ambas contra rivais de alto nível, depois de uma noite muito mal dormida. FELIPE, de dois anos, filho do tenista, teve febre durante a noite e SARETTA não pôde descansar como gostaria.
Na decisão do torneio, amanhã, FERRERO enfrentará o vencedor do duelo argentino entre JUAN IGNÁCIO CHELA e GUILLERMO CAÑAS, que disputariam hoje à noite a outra semifinal.  

Dois assaltantes, um de 16 anos e outro de 20, foram presos hoje pela madrugada pelo assassinato do comerciante AKITERU NAGOA, de 62 anos, no bar dele, na FREGUESIA DO Ó, zona norte da Capital, ocorrido há nove dias. A polícia chegou à dupla porque as câmeras do circuito interno do estabelecimento registraram o latrocínio, que chocou os próprios policiais envolvidos na ocorrência.

Noite quente. Sambódromo completamente lotado, com 30 mil pessoas. O segundo dia do desfile do carnaval paulistano começou hoje de forma empolgante, com dois belos desfiles, da PÉROLA NEGRA e da VAI-VAI. Mas apesar de a PÉROLA, escola de VILA MADALENA, ter surpreendido e levantado a platéia com seu samba, só a tradicionalíssima VAI-VAI, do BEXIGA, mostrou condições de disputar o título com a bicampeã IMPÉRIO DA CASA VERDE, grande destaque da primeira noite, ao lado da UNIDOS DE VILA MARIA.
O desfile começou às 22:40 horas, com 10 minutos de atraso. Com um enredo sobre a importância do comércio e da “venda como arte”, a PÉROLA apresentou carros alegóricos simples, bem acabados. O público parecia mais disposto a aplaudir que no desfile da véspera e reagiu em sintonia com a garra da escola.
Segunda escola a entrar na avenida, às 23:45 horas, a VAI-VAI contagiou a platéia, que balançava bandeirinhas distribuídas pela escola. Os carros alegóricos foram precedidos de fogos de artifício, jatos de fogo, bolinhas de sabão e chuvas de espuma. No abre-alas, prateado, uma homenagem à tecnologia: um telão digital exibia cenas ao vivo do desfile e vinhetas da escola. A dançarina SCHEILA CARVALHO, toda de branco,cumpriu a promessa de deixar o coração pulsar ao ritmo da bateria, da qual foi madrinha. Sobre a ex-colega de axé SHEILA MELLO, que desfilou na IMPÉRIO DA CASA VERDE, disse que a disputa é só na avenida.
A apresentadora da REDE GLOBO, ANA MARIA BRAGA, disse que foi seduzida pelo enredo, sobre reciclagem de materiais. Apesar de ser politicamente correta, ANA fumou um cigarro no carro abre-alas, ainda na concentração. 

A novela do caso de ANNA NICOLE SMITH, coelhinha da “PLAYBOY”, ganhou mais um capítulo hoje, quando um juiz da FLÓRIDA ordenou que o corpo da ex-modelo americana seja embalsamado. ANNA, de 39 anos, foi achada inconsciente no último dia 8 num hotel da FLÓRIDA e morreu no mesmo dia, após ser transferida para um hospital de HOLLYWOOD (CALIFÓRNIA).
O corpo da ex-modelo será embalsamado devido à disputa jurídica para saber com quem ele ficará. Além disso, a Justiça precisa decidir quem fica com a fortuna de ANNA; em seu testamento, a ex-modelo deixou todos os seus bens para o filho DANIEL, morto em 2006. Além disso, o documento sequer menciona DANIELYNN, filha de cinco meses da coelhinha. A paternidade da única herdeira legal de ANNA é tema de uma batalha jurídica entre três homens.

Logo em seu primeiro jogo como titular do MILAN, RONALDO mostrou hoje que está disposto a voltar a seus melhores dias. O FENÔMENO marcou dois gols e ainda deu passe para RICARDO OLIVEIRA fazer outro na vitória do MILAN por 4 a 3 sobre o SIENA, na casa do adversário. Com a vitória, o MILAN assumiu a quinta colocação do Campeonato Italiano, com 33 pontos.

Morre o colaboracionista francês MAURICE PAPON, hoje, aos 96 anos, de problemas cardíacos. Durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ele autorizou a deportação de mais de 1.500 judeus franceses para campos de concentração nazistas. Em 1999, PAPON foi condenado a dez anos de prisão, mas foi libertado três anos depois sob alegação de estar doente.

Em meio a amplos debates nos EUA sobre suas chances de sucesso na guerra e o envio de mais 21.500 soldados para o IRAQUE, a secretária de Estado, CONDOLEEZZA RICE, fez uma visita surpresa a BAGDÁ, onde destacou que será necessário tempo para que a nova estratégia da CASA BRANCA tenha resultado. Em WASHINGTON,a oposição democrata no Senado não conseguiu hoje repetir a vitória que seus colegas da Câmara obtiveram na véspera. Em uma votação, na sexta-feira, os deputados democratas saíram vitoriosos e aprovaram uma resolução contra os planos de BUSH de ampliar as tropas no IRAQUE. Hoje, porém, em uma rara sessão do Senado aos sábados, os democratas precisavam do apoio de 60 dos 100 senadores para que a resolução fosse votada, mas obtiveram apenas 56 – incluindo sete republicanos.
O pior atentado do dia ocorreu em KIRKUK, onde dois carros-bomba explodiram deixando 9 mortos e 60 feridos.

Assisto nesta noite “REI ARTHUR”, um filme de 2004, com CLIVE OWEN, JOAN GRUFFUDD, KEIRA KNIGHTLEY. Reconta o mito medieval sob uma nova ótica. ARTHUR e seus amigos cavaleiros, são guerreiros que lutam pelo império romano. Em troca de liberdade, eles aceitam uma última missão, mas terão de lutar contra um povo místico, liderado por MERLIN. 

2 008      :       -       DOMINGO
Muito sossego no domingo. Não tenho amolações nem com a recente operação, parecendo que tudo vai caminhando bem. Leio meus jornais e revistas pela manhã. Tenho várias mensagens no computador, principalmente do CORONEL PM Ref CLAUDOVINO.

Em quatro segundos, um prédio de 16 andares foi implodido hoje, na Avenida ENGENHEIRO LUÍS CARLOS BERRINI, 1.400, no ITAIM BIBI, zona oeste. Pontualmente, às 10 horas, cerca de 100 quilos de dinamite colocaram o edifício abaixo, levantando uma nuvem de poeira na região. O prédio, que existia há 30 anos, dará lugar a um edifício maior e mais moderno. A detonação tornou-se uma opção de lazer e atraiu muita gente interessada em ver a queda do prédio. Várias pessoas levaram filmadoras amadoras e celulares com câmera. “A parte mais difícil é controlar o público”, diz o CORONEL PM Res JAIR PACA DE LIMA, da Defesa Civil Municipal, que já havia acompanhado as implosões do complexo do CARANDIRU e de outro edifício na própria Avenida BERRINI, em maio de 2007.

Emoção e indignação marcaram a tarde de hoje a passeata e o culto religioso feitos em SÃO PAULO por cerca de 800 parentes e amigos das vítimas do vôo JJ 3054 da TAM. O acidente matou 199 pessoas em 17 de julho de 2007, perto da cabeceira da pista do aeroporto de CONGONHAS. Os manifestantes se reuniram no PARQUE IBIRAPUERA no início da tarde e seguiram até o local do acidente. Às 17 horas, uma missa ecumênica foi realizada no local do acidente. O presidente da AFAVITAM (Associação dos Parentes das Vítimas), DARIO SCOTT, disse que vai se reunir com o ministro da Defesa, NELSON JOBIM, no dia 28.

Para festejar a partida 5000 de sua história, o CORINTHIANS convocou alguns craques do passado, verdadeiros monstros sagrados para a FIEL, que ajudaram a escrever a história do alvinegro. Antes do duelo contra o BRAGANTINO, um clima de nostalgia tomou conta do saguão do MORUMBI. Ídolos como: ZENON, SÓCRATES, BIRO-BIRO, WLADIMIR, VAGUINHO e MARCELINHO CARIOCA desfilaram pelo gramado, recebendo o carinho da FIEL.
O TIMÃO empatou com o BRAGANTINO por 1 a 1, frustrando os mais de 24 mil corintianos que pagaram ingresso para ver o alvinegro. Com o empate, o CORINTHIANS subiu para 14 pontos e perdeu a chance de entrar no grupo dos quatro primeiros colocados.
A PORTUGUESA também perdeu a chance de entrar na zona de classificação para as semifinais do PAULISTÃO ao empatar em 0 a 0 com o NOROESTE, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. O resultado foi bom para a equipe de BAURU, que se manteve na quarta posição, com 15 pontos. A LUSA é a nona colocada, a dois pontos do rival. O SANTOS não pára de dar vexame no Campeonato. Nesta noite, o Time de ÉMERSON LEÃO voltou a realizar uma atuação desastrosa e perdeu para o lanterna da competição, por 2 a 1, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Foi a primeira vitória do modesto RIO PRETO, que até então tinha só um ponto na classificação. Os santistas perderam duas posições e voltaram à zona de rebaixamento, com oito pontos, na 18ª posição. O SÃO PAULO viu sua\ invencibilidade no torneio ir por água abaixo ao perder para o MARÍLIA por 3 a 2. Outros resultados: SÃO CAETANO 2 x RIO CLARO 1; GUARANI 1 x SERTÃOZINHO 1; PAULISTA 4 x MIRASSOL 1.

Três semanas após a passeata que culminou na queda da cúpula da Polícia Militar do RIO, cerca de 400 pessoas protestaram pelo reajuste salarial dos policiais. Participaram da mobilização policiais na ativa e coronéis afastados de seus cargos na crise da corporação.
Nenhum oficial com o cargo de comando participou. Os líderes da manifestação afirmaram ter pedido aos comandantes dos batalhões para não comparecerem ao ato, caso tivessem recebido orientação do Comando Geral. A passeata saiu da rua ANÍBAL DE MENDONÇA (IPANEMA) às 11 horas e foi até a rua RAINHA GUILHERMINA (LEBLON), uma rua antes de onde fica a casa do governador SÉRGIO CABRAL. Trinta policiais, dois carros, três motos e dois quadriciclos estavam na Rua ARISTIDES ESPÍNOLA para impedir a entrada dos manifestantes na rua onde mora o governador.
De acordo com os manifestantes, oficiais e praças foram ameaçados de retaliação caso fossem à manifestação. “Alguns comandantes foram colocados de prontidão. O comando afirmou que algo poderia acontecer em suas áreas. Certamente foi uma medida para esvaziar a passeata”, disse o CORONEL PM HILDEBRANDO ESTEVES, que era chefe de gabinete do ex-comandante-geral CORONEL PM UBIRATAN ÂNGELO. A todo momento, os oficiais enfatizavam que os policiais estavam “de folga, sem farda e desarmados”. Classificavam a manifestação como “ordeira e pacífica”. O objetivo era fazer com que o governo não classificasse o ato como “insubordinação”, como na última mobilização, em 27 de janeiro. Foram retirados ainda cartazes e panfletos considerados ofensivos a SÉRGIO CABRAL. Reservadamente, os líderes afirmavam que a intenção da passeata era também fazer um ato de desagravo ao CORONEL PM UBIRATAN ÂNGELO. Ele foi exonerado sob acusação do governo de não “tomar as rédeas” da corporação. 

O Metrô suspendeu uma licitação no valor de 2,895 milhões de reais para instalar sistema de detecção de incêndio na LINHA 1- AZUL (JABAQUARA/TUCURUVI) após suspeitas de fraude. A suspensão ocorreu na semana passada, quando o Metrô tomou conhecimento de que o “FANTÁSTICO”, da rede GLOBO, veicularia a denúncia hoje à noite, como realmente aconteceu. A empresa EZALPHA participaria de um esquema de fraude, de conluio com funcionários do Metrô. Um desses funcionários ganhou até uma viagem para a EUROPA, paga pela empresa. Outras duas licitações, no valor de 121 mil reais, para compra de equipamentos contra incêndio, também foram ganhas pela EZALPHA e são suspeitas. O valor já foi pago à empresa. 

As fortes chuvas que caíram em SÃO PAULO no início da noite provocaram 28 pontos de alagamentos em praticamente todas as regiões. A chuva começou a cair na cidade, que ficou em estado de alerta até o final da noite. Uma das áreas mais atingidas com o temporal foi a região central. O túnel do ANHANGABAÚ ficou alagado nos seus dois sentidos.

A dona-de-casa CRISTINA SANTOS DA SILVA, de 27 anos, foi presa hoje de madrugada, depois de matar as duas filhas, de 4 e 6 anos, com tiros na cabeça e passar cerca de seis horas trancada em casa ameaçando se suicidar. Após se entregar para a polícia, a mulher foi encaminhada para o Hospital PLANALTO, na zona leste. De acordo com boletim médico, a mulher sofre de depressão psicótica. A tragédia aconteceu na Rua BORDA DO CAMPO, 66, no JARDIM CINCO DE JULHO, na região do bairro de SÃO MATEUS.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA chegou por volta das 12:15 horas à ANTÁRTIDA, de acordo com o Palácio do Planalto. A comitiva presidencial deveria ter embarcado na manhã de ontem, mas as condições meteorológicas adiaram a viagem, e ela permaneceu em PUNTA ARENAS, no CHILE, até domingo pela manhã. Da Base Aérea Presidente EDUARDO FREI, LULA segue de helicóptero para o navio oceanográfico ARY RONGEL. O objetivo da viagem é visitar a estação científica brasileira na ANTÁRTIDA, onde são realizadas pesquisas sobre o impacto das mudanças ambientais globais. Uma comitiva parlamentar que visitou a base em janeiro passado voltou a BRASÍLIA pedindo investimentos na base militar.
A primeira-dama MARISA LETÍCIA, e os ministros NELSON JOBIM (DEFESA), FRANKLIN MARTINS (COMUNICAÇÃO SOCIAL), SÉRGIO RESENDE (CIÊNCIA E TECNOLOGIA) e CELSO AMORIM (RELAÇÕES EXTERIORES) acompanham o presidente na viagem.


A EUROPA tem um novo país. Nove anos depois do fim da guerra da IUGOSLÁVIA, o Parlamento de KOSOVO aprovou hoje, por maioria absoluta a independência da província em relação à SÉRVIA. O ato teve a aprovação dos ESTADOS UNIDOS e da maioria dos Estados da UNIÃO EUROPÉIA e gerou protestos veementes da RÚSSIA e da SÉRVIA. “A partir de hoje, o KOSOVO é livre”, diz o primeiro-ministro HASHIM THACI, um ex-combatente do Exército de libertação do KOSOVO, que lutou nos anos 1990 contra os sérvios. A proclamação da independência do 47º país da EUROPA e do sétimo que surgiu da desintegração da antiga IUGOSLÁVIA foi acompanhada de festas nas ruas e um festival de fogos de artifício.  

Ao menos 80 pessoas morreram em um atentado suicida em CANDAHAR (SUL DO AFEGANISTÃO) neste domingo, durante uma rinha de cães, segundo o governador da Província de CANDAHAR, ASADULLAH KHALID. O atentado foi o pior desde a queda do regime TALEBAN, milícia que controlava 90% do AFEGANISTÃO até a invasão da coalizão liderada pelos EUA em 2001, segundo a agência de noticias ASSOCIATED PRESS. WALI KARZAI, presidente do conselho provincial de CANDAHAR e irmão do presidente afegão, HAMID KARZAI, disse que o alvo principal no atentado era ABDUL HAKIM JAN, líder de um grupo armado. JAN morreu no ataque. Ele foi chefe de polícia da Província de CANDAHAR no início dos anos 1990 e foi o único a se opor ao regime TALEBAN. Outras 70 pessoas ficaram feridas.

17 DE FEVEREIRO DE 2009       :       -     TERÇA-FEIRA
Muito calor nesta manhã. Saio de casa depois das 11 horas. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro a MARINEI no 2º andar, devidamente instalada, enquanto a sala onde era a administração começa hoje a ser reformada. A velha porta de entrada da sala, que causava problemas para fechar e abrir, está sendo derrubada. O piso está sendo quebrado. A poeira é infernal. Mas não sentimos tanto isso porque estamos no 1º e 2º andar.
O CORONEL MENDES passa pela Sociedade e traz o diploma e a medalha do Jubileu dos 80 anos do CPOR/PA, que foram outorgados para o Presidente da Sociedade, GINO STRUFFALDI; para o vice-presidente, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES e para o Secretário, CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA. Eis os dizeres do diploma:  
MEDALHA DO
JUBILEU DE 80 ANOS DO CPOR / P A (PORTO ALEGRE)
A Comissão Organizadora dos Eventos dos 80 anos do CPOR / P A, em evocação ao Jubileu de 80 anos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre resolveu conceder esta Medalha ao
CEL MÁRIO FONSECA VENTURA
E para constar expede o presente diploma
Porto Alegre, RS, 20 de Janeiro de 2009
1º Ten R2 PAULO ARDANI SIQUEIRA OTTON


Presidente desta Comissão
Cel Cav QEMA LUIZ FERNANDO AZEVEDO GARRIDO
Comandante do CPOR / P A

Depois das 14 horas o MENDES vai para o Grande Oriente. Permaneço na Sociedade aguardando a chegada do PM ALMEIDA. Isso vai acontecer somente depois das 16 horas. Ele vem buscar as fotos dos meus tempos de Escola de Oficiais. Elas constarão da abertura do DVD que o ALMEIDA está montando sobre a recepção dos novos alunos-oficiais da APMBB, realizada no último dia 13. Para mim, esse será um DVD histórico, pois reúne imagens de meus tempos de Escola de Oficiais e a recepção aos novos cadetes.
Nesta noite, entre as mensagens que me vêm pela Internet, copiei as seguintes:
Prezado Coronel Ventura,
Agradeço a consideração e o convite para visitar o MMDC. No entanto estou residindo em Atibaia e em razão das limitações que a idade traz (77 anos) não tenho ido mais a São Paulo. Conheci Herbert V. Levy (votava nele para deputado federal), Herman Moraes de Barros e outros integrantes do Batalhão Romão Gomes e muitas vezes acompanhei meu pai nas comemorações do 9 de julho junto ao Obelisco do Ibirapuera. O Obelisco conheci ainda antes da inauguração, na companhia do Galileu Emendabilli e do vereador Dario De Lorenzo (meu grande amigo e filho do voluntário Dr. Roque De Lorenzo). Em 1962, eu e minha mulher,  acompanhamos meu pai e o Dr. Pompeu de Toledo na comemoração do trigésimo ano da Revolução. Tenho foto do evento e vou tentar enviar por e-mail.
Saudações
                                  Décio Celidonio

1962 – Trinta anos da Revolução – Da esquerda p/ direita: Dr. Pompeu de Toledo; Dr. Caio Celidonio: Maria Luiza e  Décio Celidonio.

Depois de nove vitórias seguidas, o PALMEIRAS perdeu o fôlego na altitude de QUITO, no EQUADOR. A equipe comandada pelo técnico VANDERLEI LUXEMBURGO sofreu hoje a primeira derrota no ano ao cair por 3 a 2 diante da LDU, atual campeã da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

THOMAZ BELLUCCI não conseguiu repetir no ATP de BUENOS AIRES o bom desempenho do ABERTO DO BRASIL, em que foi vice-campeão. Hoje, o brasileiro caiu na primeira rodada do torneio argentino ao ser derrotado pelo espanhol MARCEL GRANOLLERS. Já o gaúcho FRANCO FERREIRO teve melhor sorte do que BELLUCCI. Ele derrotou o espanhol IVAN NAVARRO. Foi a primeira vitória de FERREIRO em um torneio de elite da ATP.

Com 43% dos votos, EMANUEL foi eliminado do BBB9. O jogador catarinense saiu do programa hoje, depois de disputar o quinto paredão com a paraense MIRLA (16%) e ANA CAROLINA (41%) também de SANTA CATARINA. MANU tinha entrado na disputa pelo prêmio de um milhão de reais uma semana depois dos demais participantes. Isso porque o brother teve que enfrentar o confinamento na casa de vidro, instalada num shopping do RIO. Logo que chegou ao PROJAC, o empresário se interessou por PRISCILA, com quem viveu um namoro conturbado. Os pombinhos se dividiam entre beijos e discussões. O rapaz ainda tinha medo de a mãe reprovar o romance. E o relacionamento quase naufragou com a chegada de MAÍRA. A nova sister mexeu com os ânimos do rapaz, e a MULHER POMAR não escondeu o ciúme da novata. A paz voltou a reinar quando ele venceu a prova do anjo e imunizou a namoradinha.
MANU fazia a linha “to nem aí”. Parecia mais interessado em PRISCILA do que no jogo, o que irritou MAX. O eliminado, inclusive, foi ao paredão porque MAX fez a cabeça dos colegas para indicá-lo, depois de atender o Big Fone. Já FRANCINE quebrou pau com MAX e FLÁVIO depois da prova surpresa, que valia um almoço italiano. A morena não gostou quando o ruivo (que venceu a prova com NAIÁ) a deixou de fora da confraternização.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, de 77 anos, recebeu alta hoje, em SÃO PAULO, 22 dias depois de fazer uma cirurgia para a retirada de tumores da parte posterior do abdômen. Ao deixar o Hospital SÍRIO-LIBANÊS em cadeira de rodas, ALENCAR, emocionado, agradeceu aos médicos e disse que sua coragem para enfrentar o câncer se deve ao fato de não temer a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior”.  

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram os recursos do governador da PARAÍBA, CÁSSIO CUNHA LIMA, e confirmaram a cassação do mandato do chefe do Executivo paraibano e de seu vice, JOSÉ LACERDA NETO. Pela decisão do TSE, deverá assumir imediatamente o governo da PARAÍBA o senador JOSÉ MARANHÃO. As autoridades do Estado deverão ser notificadas oficialmente amanhã da decisão.
Os advogados de CUNHA LIMA e de LACERDA NETO informaram que já preparam recursos que serão apresentados ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal. Eles deverão pedir que seja concedida liminar para manter a dupla no governo. No processo o governador é acusado de abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2006. CUNHA LIMA teria se envolvido na distribuição de cheques para a população por meio de um programa assistencial.

O Ministério Público de ZURIQUE pode declarar amanhã que a brasileira PAULA OLIVEIRA está livre para deixar a SUÍÇA durante o restante da investigação em relação ao suposto ataque sofrido por ela. Mas a Justiça confirmará que a tese de automutilação ganha cada vez mais força e não descarta a possibilidade de um processo contra PAULA. Hoje, PAULA fugiu da imprensa e deixou o hospital de ZURIQUE em que estava internada havia seis dias por uma saída secundária. Ela passou a noite em seu apartamento no subúrbio de ZURIQUE. PAULO OLIVEIRA, pai da suposta vítima, havia avisado à imprensa que ela sairia pela porta principal do hospital e pediu para que os jornalistas a aguardassem ali. Mais tarde, OLIVEIRA alegou que sua filha “entrou em desespero ao saber da presença de jornalistas”.

Morre GILBERTO DUPAS, o analista visionário. Seu último livro, O INCIDENTE, fala de turistas presos no topo de uma montanha em virtude de forte nevasca. Obrigados a passar a noite numa cabana, eles acabam contando histórias pessoais para depois partir incógnitos. Para familiares e amigos próximos, parece ter sido essa a metáfora que o analista político, economista, escritor e colaborador do “O ESTADO DE SÃO PAULO”, GILBERTO DUPAS, escolheu para anunciar a própria morte: ele faleceu às 5:30 horas da manhã de hoje, aos 66 anos, vítima de câncer no pâncreas e de um provável acidente vascular cerebral. Com tantos livros sobre globalização, ética, poder e conflitos internacionais, DUPAS, enterrado hoje, no cemitério GETHSÊMANI, preferiu deixar sua última mensagem neste livro de ficção – o segundo de sua carreira, depois do romance RETALHOS DE JONAS.
A morte interrompe, assim, uma promissora carreira literária, não fosse o autor já reconhecido como um dos mais lúcidos analistas do turbocapitalismo e seus efeitos nefastos. A literatura era para ele seu “pequeno refúgio sereno”, o porto seguro onde encontrou a solução para alguns enigmas do mundo contemporâneo. Em O INCIDENTE, após confessar medos e obsessões na escuridão, os turistas acidentais viram novamente rostos anônimos à luz do dia, recompondo-se do desconforto de suas revelações íntimas.
Entre todos os relatos de O INCIDENTE destaca-se o de um narrador da classe média que batalhou para ter uma vida confortável e vive o conflito de ser da elite num país de deserdados. É possível identificar nesse narrador o desconforto de um homem com ideais de “esquerda”, como DUPAS, que na juventude lutou contra a ditadura militar e, maduro, aos 39 anos, aceitou ocupar altos postos no governo MONTORO – ele foi presidente da Caixa Econômica do Estado de São Paulo (hoje NOSSA CAIXA).
Nascido em CAMPINAS em 1943, foi talhado para assumir o papel de líder desde sua admissão na Escola Politécnica da USP, aos 19 anos. Logo cedo percebeu que seu caminho não seria o de construir pontes de concreto, mas pontes sociais, o que o levou da Engenharia para a Economia. Formado, assumiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Ministério do Planejamento, em 1968. Conseguiu atravessar o governo MÉDICI (1969-1974) para se tornar o representante do IPEA junto ao Banco Mundial, em 1970. Depois, aceitou a oferta de reorganizar um banco – ele dirigiria outros dois, acumulando experiência para escrever sobre as contradições do sistema capitalista. E escreveu bastante: foram dez livros seus e outros 30 coordenados por ele, além de 700 artigos escritos entre 1983 e esta semana. No derradeiro artigo, faz um alerta sobre a natureza pós-humana forjada por defensores do biocapital, que promete imortalidade aos que possam pagá-la. Em 1997, já falava da perversa ação dos “corporate killers”, que ajustam a estrutura das corporações à custa de demissões. Como um renascentista, DUPAS se interessou por tudo o que era humano, especialmente pela ciência pós-moderna como instrumento do poder. Morre o profeta visionário. Fica a obra em sua racionalidade. 

Faleceu também o jornalista GUILHERME JOSÉ DUNCAN DE MIRANDA – conhecido nos meios jornalísticos como BILL DUNCAN. Natural de CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ), onde nasceu a 29 de março de 1942, iniciou seus estudos no Liceu de Humanidade de CAMPOS. Aos 11 anos, foi estudar em NITERÓI, no internato do Colégio Salesiano, retornando ao Liceu para formatura. Participou do Grêmio Estudantil como Diretor Cultural. Escolheu o Jornalismo como profissão. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, para cursar a Faculdade CÁSPER LÍBERO. Após o primeiro emprego,num escritório de Arquitetura, foi contratado para trabalhar na Sucursal do JORNAL DO BRASIL em São Paulo. Posteriormente, trabalhou durante 24 anos no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, tendo participado da fundação do JORNAL DA TARDE. Em 1983, foi transferido para a Sucursal de O ESTADO no RIO DE JANEIRO como redator-chefe. Em 1989, assumiu a Gerência de Comunicação da ESSO BRASILEIRA DE PETRÓLEO, onde passou a supervisionar o tradicional PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO, tarefa que realizou durante 20 anos. No PRÊMIO ESSO, implantou as categorias de Criação Gráfica, em 1995. Em 2002, tornou-se sócio da RP CONSULTORIA, passando a executar assessoria de comunicação de grandes clientes como a própria ESSO, SINDICOM, INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO E GÁS – IBP, THYSSEN KRUPP CSA, CELCOPPEAD, entre outros.   

Pós-graduado em tecnologia da informação pela USP, o gerente de projetos JACQUES D´ARC CRISTIANE ELIAS E SILVA, de 46 anos, foi preso em flagrante, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos, no BROOKLIN, ontem à noite. Segundo a vítima, que jogava malabares num cruzamento da Avenida dos Bandeirantes, JACQUES ofereceu um lanche para que ela entrasse em seu carro.
O gerente negou o crime. Porém, ao ser revistado na delegacia, foi achado um preservativo preso a seu órgão genital. O advogado de JACQUES, LUIZ FRANCISCO TOTH, afirmou que tudo é armação, que o cliente é inocente e não confessou o crime. Porém, não explicou o que a menina fazia no carro. JACQUES foi preso em flagrante por tentativa de estupro e atentado violento ao pudor. Ele não teria tido tempo de fazer sexo com a menina porque PMs se aproximaram de seu RENAULT LOGAN, estacionado na Rua KANSAS, perto da Avenida Engenheiro LUIZ CARLOS BERRINI. Segundo a menina, o acusado bolinou seu corpo e pediu para fazer sexo oral. O gerente a pegou na esquina com a Rua RIBEIRO DO VALE, onde ela jogava malabares para ganhar dinheiro dos motoristas.

O artista plástico DAVID BARSOTTI, de 47 anos, foi atingido por uma bala perdida no final da tarde de ontem em SANTOS, no litoral, a 65 km da capital. O tiro foi disparado por um policial civil aposentado após uma briga de trânsito com um comerciante. O homem que atirou em DAVID foi liberado pela polícia.

Uma estudante de 15 anos morreu de parada cardiorrespiratória, ontem, após ver o primo apanhar de um grupo de adolescentes na porta de uma escola estadual em SANTO ANDRÉ, no ABC. A morte da adolescentes MARIANE NATHALIE FANTINI encheu de medo e revolta familiares, amigos e colegas da jovem.
MARIANE passou mal e desmaiou quando presenciou o primo, também de 15 anos, apanhar dos adolescentes por volta das 13 horas, na saída do primeiro dia do ano letivo da Escola Estadual Doutor AMÉRICO BRASILIENSE, na região central de SANTO ANDRÉ. MARIANE estudava no colégio há alguns anos, mas o primo da adolescente tinha acabado de ser transferido. Ele foi atacado, portanto, no primeiro dia de aula na nova escola.    

A secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, alertou hoje o governo da CORÉIA DO NORTE para que evite provocações potencialmente prejudiciais ao progresso nas relações entre os dois países. As declarações de HILLARY foram uma resposta ao anúncio de PYONGYANG, da véspera, de que o país tem direito ao “desenvolvimento espacial”. O termo já foi usado antes para mascarar o teste de um míssil de longo alcance como se fosse um lançamento de satélite.

Um quarto da Plataforma WILKINS, uma superfície de gelo de 14 mil quilômetros quadrados (maior que o HAWAÍ) na Península Antártica, desprendeu-se por causa do aquecimento global, informou hoje o Centro Superior de Investigações Científicas da ESPANHA (CSIC). Desde o domingo, uma equipe de cientistas espanhóis a bordo do navio de pesquisa oceanográfica HESPÉRIDES, analisa o impacto do colapso da plataforma sobre o ecossistema do MAR DE BELLINGHAUSEN, a oeste da Península Antártica. Segundo o CSIC, “está ocorrendo o desprendimento completo da placa”. Os cientistas acreditam que ele é iminente.
O comandante do HESPÉRIDES, PEDRO LUÍS DE LA PUENTE, disse que vem encontrando “enormes icebergs soltos da Plataforma WILKINS”, alguns deles com mais de 200 metros de altura.    

Em meio a uma real ameaça de falência, a GENERAL MOTORS e a CHRYSLER fizeram hoje um pedido adicional de 21,6 bilhões de dólares ao governo americano. As empresas apresentaram planos de reestruturação que prevêem a demissão de 50 mil funcionários em todo o mundo até o fim deste ano. 

Para tentar interromper o avanço das milícias taleban, o presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, aprova o envio de mais 17 mil soldados para o AFEGANISTÃO. O objetivo é mandar um total de 30 mil homens ao país, o que dobraria o efetivo atual. Segundo OBAMA, a medida foi tomada por causa dos graves problemas de segurança. Com o reforço, as tropas estrangeiras ultrapassaram os 90 mil homens, enquanto as forças afegãs contam com 88 mil soldados mal pagos, corruptíveis e despreparados. No mesmo dia, a ONU divulgou um relatório em que anunciou o aumento de 40% nas mortes de civis afegãos no ano passado, em relação a 2007.

KAING GUEK EAV, o principal torturador do regime ultracomunista do KHMER VERMELHO, é levado a julgamento no CAMBOJA sob acusação de crimes de guerra e contra a humanidade. Conhecido como DUCH, ele é o primeiro membro da cúpula do KHMER a ser interrogado desde o fim da guerrilha em 1978. O regime provocou a morte de pelo menos 1,7 milhão de cambojanos, o equivalente a um quinto da população do país na época.

2 010       :       -    QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Levanto contrariado por causa do barulho causado pelo cachorro da MARLENE. Isso me deixa a manhã toda de mau humor. Pouca coisa produzo apesar de ler os costumeiros jornais da manhã e dedicar um tempo para o computador. O calor causa indisposição e não tenho vontade de viajar para a cidade de São Paulo.
Como há algumas situações pendentes no MMDC, por volta das 11:30 horas estou embarcando num ônibus que me vai deixar no Metrô TIETÊ.
Encontro a Sociedade fechada. Talvez a MARINEI tenha sido dispensada pelo CORONEL MENDES ou pelo GINO. O acerto nosso era vir trabalhar no período da tarde da quarta-feira de cinzas.
Almoço com: COLOMBO, VICTÓRIO e RONALDO. Mais tarde chegam: CRISTIANO, RAFAEL e DANILO. Conversamos sobre os acontecimentos mais marcantes desse carnaval.
Ainda COLOMBO retorna comigo ao MMDC. Acontece que ameaça chover feio no centro da cidade e, bem antes das 16 horas, estou embarcando no metrô e retornando para casa.

Pela Internet tomo conhecimento do resultado da apuração dos votos na eleição da escola de samba campeã do Carnaval no RIO:
Unidos da Tijuca vence o Carnaval do Rio com desfile sobre segredos
Rio de Janeiro, 17 fev (EFE).- A escola de samba Unidos da Tijuca venceu hoje o Carnaval do Rio de Janeiro com o enredo sobre "o segredo", em que abordou os mistérios e lendas da humanidade.
Este é o segundo título da Unidos da Tijuca, que só havia vencido em 1931, quando os desfiles das escolas de samba ainda eram realizados nas ruas da cidade, bem antes da construção do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A vitória da Unidos da Tijuca foi conquistada com 299,9 pontos, apenas 0,04 a frente da segunda colocada, a Acadêmicos do Grande Rio que homenageou os desfiles já realizados no sambódromo.
Com a terceira colocação ficou a Beija-Flor, que fez um desfile sobre o cinqüentenário de fundação de Brasília, que será comemorado em 21 de abril, e somou 299,2 pontos.
A escola campeã entrou na avenida na madrugada de segunda-feira e cativou ao público e aos jurados com uma comissão de frente formada por um grupo de ilusionistas que, sem perder o samba no pé, trocavam de roupa num piscar de olhos.
Desde o primeiro momento, o público festejou a passagem da escola aos gritos de "é campeã".
Envolvidos no mistério da máfia, os membros da bateria incorporaram gângsteres dos anos 20 nos Estados Unidos.
Tudo que despertou a atenção do homem por ser desconhecido estava no desfile da Unidos da Tijuca. Destaque para o Cavalo de Tróia, o incêndio da Biblioteca de Alexandria e os Jardins Suspensos de Babilônia, com cerca de 5 mil plantas naturais e quedas d'água.
A escola ainda trouxe para a avenida as Minas do Rei Salomão e Atlântida, o continente perdido, assim como os super-heróis pelos que encantam o imaginário infantil.
Nesta parte do desfile, quatro homens vestidos de Batman deixaram boquiabertos os presentes ao deslizar sobre esquis uma pista de neve artificial.
Até o "rei do pop", Michael Jackson, que morreu recentemente, foi representado por uma dupla que imitava com perfeição seu estilo de dançar.
A escola União da Ilha do Governador, que trouxe o Quixote com um desfile que recriou as aventuras do Engenhoso Hidalgo, a cultura e as tradições da Espanha, ficou na penúltima colocação, com 293,8 pontos, mas conseguiu se manter no grupo especial.
Quem ficou na última posição foi a Unidos do Viradouro, que contou a história do México e alcançou apenas 290,5 pontos. Com isso, no próximo ano a escola estará no grupo de acesso, cedendo espaço para a vencedora dessa etapa neste ano, a São Clemente.
Desde antes do Carnaval, a Viradouro causou polêmica pela decisão de colocar como madrinha da bateria Julia Lira, de sete ano, um lugar tradicionalmente de belas modelos.
De posse da autorização, Julia desfilou, mas não conseguiu esconder que estava assustada e nervosa pelo assédio da imprensa e do público. EFE

Uma mensagem do PEDRO PAULO PENNA TRINDADE vem corrigir um erro que me acompanha a muito tempo:
Prezado Coronel Ventura
Saudações
O meu tio Paulo Penna era sobrinho da Tia Gabriella, e não irmão como por um lapso constou de seu blog. Se der para arrumar ficaria melhor, pois daí não só ficaria perfeita a notícia no blog, como no google também.
Sou imensamente reconhecido e agradecido pelo carinho e atenção que o Sr. e a Da. Alice sempre dispensaram aos meus tios queridos!!!
Forte abraço,
Pedro Paulo.

Graças ao blog “MEMÓRIAS DO VENTURA” recebo notícias de uma parente do meu colega de bancos escolares (do antigo CFA), NINO ANTÔNIO MEDEIROS CALESTINI:
capitãocalestini
Coronel ventura estou lendo suas memórias e certo momento pergunta por onde andará o capitão rf Nino Antonio Medeiros Calestini, sou sobrinha dele e sei onde mora; está bem doente. A esposa Neuza faleceu a alguns anos, os filhos um deles está na PM. Se quiser mais notícias dele me mande mensagem. Estou tentando identificar o Humberto tenho um postal antigo dele para meu avô quero tentar relacioná-los com sua memória, parabéns coronel pelo trabalho que fez e continua a fazer. Até breve

PREZADA ANA
Sua mensagem teve o condão de me transportar aos anos 1959, quando encontramos o CALESTINI na Escola de Oficiais. Ele tinha entrado em 1958, mas naquele ano não logrou aprovação e passou a ser nosso companheiro. Saímos Aspirantes a Oficial em 7 de setembro de 1963. Que coisa boa lembrar essa época, onde éramos jovens e cheios de sonhos. Depois cada um foi para um lado e, no ano passado, 2009, quando completamos 50 anos da entrada na Escola, pensamos que o CALESTINI estaria conosco. Mas, segundo informações, ele fez parte da solenidade de 2008.
Gostaria muito de saber o telefone ou o endereço dele para poder transmitir para a nossa turma, ou talvez, irmos fazer uma visita a ele.
Quanto às minhas memórias, que teve início em 9 de julho de 1950, o CALESTINI é citado muitas vezes, pois estivemos na Escola de Oficiais durante cinco anos. Mas acontece que na época tudo era escrito à mão e as memórias estão sendo digitalizadas com os recursos atuais. De vez em quando vou à biblioteca (são quatro cômodos de papéis velhos), para "matar as saudades" de tempos que trazem felizes recordações.
Aguardo novo contato.    
CORONEL PM VENTURA

Em menos de 20 minutos, as primeiras vaias. Após o intervalo, gritos de olé para o adversário e de “queremos jogador”. No fim, berros de “vergonha, time sem vergonha”. O já impaciente torcedor palmeirense deixou o PALESTRA ITÁLIA revoltado. O time foi humilhado pelo SÃO CAETANO na derrota por 4 a 1. E daqui a três dias recebe o SÃO PAULO, num clássico que pode complicar MURICY RAMALO, que já tem seu trabalho contestado por gente da própria diretoria.

A fragilidade do MOGI MIRIM ajudou o técnico MANO MENEZES, nesta noite, no Estádio JOÃO PAULO II, em MOGI, a tirar algumas dúvidas para definir a lista dos jogadores do CORINTHIANS para a disputa da TAÇA LIBERTADORES. O CORINTHIANS venceu por 3 a 0 em ritmo de treino, com dois gols de SOUZA.

Aos 57 anos, morreu no dia 15, segunda-feira, em BAURU, de insuficiência renal, WASHINGTON, ex-jogador do CORINTHIANS. Quando ele surgiu, nos anos 1970, chegou a ser comparado a PELÉ.

O jogador CABANAS deixou hoje a UTI do hospital em que está internado, na CIDADE DO MÉXICO. No dia 25 de janeiro o atacante paraguaio levou um tiro na cabeça em um bar da cidade. Ainda não há previsão de quando ele terá alta do hospital.

A sorte está gargalhando para MARCELO DOURADO no “BIG BROTHER BRASIL 10”. A boa estrela do jogador, que já esteve no jogo em 2004, está ajudando o gaúcho a vencer os obstáculos que o confinamento lhe apresenta. E, se não bastasse voltar aos holofotes, o lutador é o mais popular também entre o público.

Depois da trégua no carnaval, as chuvas colocaram a capital paulista em estado de atenção e causaram um desaparecimento, 74 pontos de alagamento, deslizamento, desabamento e queda de energia. Túneis foram interditados e aeroportos foram fechados. À noite, um homem caiu no córrego da Avenida PROFESSOR ABRAÃO DE MORAIS, na frente do Shopping PLAZA SUL, no CURSINO. Os bombeiros percorreram as águas até o Rio TAMANDUATEÍ, mas não o encontraram.

Depois de abrir o carnaval do RECIFE, como faz todo ano há mais de três décadas, o bloco GALO DA MADRUGADA encerrou, nesta manhã, a folia de SALVADOR. Convidados por CARLINHOS BROWN para o tradicional arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, 55 integrantes do grupo pernambucano promoveram uma festa repleta de frevo no Circuito DODÔ (BARRA – ONDINA), na orla da cidade.

O BACALHAU DO BATATA, que hoje inundou de gente as ladeiras de OLINDA, saiu pela primeira vez há quarenta e oito anos e é apontado como responsável pela proliferação de agremiações que domina a cidade histórica na Quarta-Feira de Cinzas. A programação oficial garantia a saída de mais de 50 troças, bonecos, bois, ursos e afoxés até o fim da noite.  

Ousadia e muita criatividade deram o título do carnaval carioca de 2010 para a UNIDOS DA TIJUCA, campeã do grupo principal pela segunda vez – a escola da zona norte do RIO só havia vencido em 1936. A vitória começou a ser desenhada com a apresentação inovadora da comissão de frente, na primeira noite de desfiles, na qual seis bailarinas trocavam várias vezes de roupa em frações de segundo e ressaltavam assim o enredo sobre grandes mistérios e segredos da humanidade. A UNIDOS DA TIJUCA teve 299,9 pontos. O vice-campeonato ficou com a GRANDE RIO (299,4) enquanto a BEIJA-FLOR terminou em terceiro. O GRUPO ESPECIAL não contará com a presença da VIRADOURO, de NITERÓI, em 2011, rebaixada. Ela será substituída pela SÃO CLEMENTE, vencedora do Grupo de Acesso.

A Campanha da Fraternidade 2010, lançada hoje por um conjunto de igrejas cristãs, colocou na mira a economia e o capitalismo. Apesar de afirmarem que não estão propondo um novo modelo econômico, representantes das igrejas criticaram a acumulação de capital e os grandes negócios.
Com o tema “ECONOMIA E VIDA: VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO”, a campanha será patrocinada não apenas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mas pelas igrejas Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana, Sirian Ortodoxa de ANTIOQUIA e Presbiteriana Unida. 

Os ex-secretários da Segurança Pública de São Paulo, SAULO ABREU (2002-2006) e RONALDO MARZAGÃO (2007-2009) prestaram esclarecimentos à Procuradoria Geral da Justiça sobre o suposto desvio de verbas de manutenção e de operações policiais sigilosas do gabinete da secretaria. Ambos negaram saber das irregularidades. Também afirmaram que sempre mandaram apurar o que lhes chegava ao conhecimento.
Os esclarecimentos foram prestados por escrito ao procurador-geral FERNANDO GRELLA VIEIRA, cujo gabinete conduz a apuração das denúncias sobre o mau uso de cerca de três milhões entre 2002 e 2008. Há uma testemunha que afirmou que funcionários do gabinete, entre eles dois ex-chefes, teriam desviado o dinheiro, utilizando-o para pagamento de contas particulares ou simplesmente embolsando quantias mensais de até 50 mil reais. Ela apresentou até mesmo cópias de supostas notas frias usadas para justificar as contas.

A Capitania dos Portos ARAGUAIA-TOCANTINS abriu investigação hoje para apurar as causas do acidente que matou o ator, humorista e compositor ARNAUD RODRIGUES, de 67 anos, ontem. O artista estava com três parentes e cinco amigos em um barco que virou no reservatório da Usina Hidrelétrica de LAJEADO, a 26 km de PALMAS. Equipes continuam as buscas ao funcionário público FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA, o KIKO, de 40 anos. Ele pilotava a embarcação – que também está desaparecida. O enterro de ARNAUD estava previsto para 18:30 horas.

Os ladrões que invadiram a mansão do apresentador SÍLVIO SANTOS, dono do SBT, no MORUMBI, além de levarem 120 dólares, a TUCSON de DANIELA BEYRUTI, filha do homem do Baú, também roubaram o cachorro de estimação da moça. O animal foi devolvido na segunda-feira – o assalto ocorreu na noite de sábado.
Os criminosos ligaram para a família de SÍLVIO SANTOS para dizer onde deixariam o cão. A polícia não descarta a possibilidade de a quadrilha ter levado o cachorro para pedir resgate por ele.

Uma conversa de bar entre dois policiais civis do 100º DP (JARDIM HERCULANO) acabou com a morte de um deles, na zona sul da capital, ontem à noite. O investigador COLISTON ARAÚJO TORÍBIO levou dois tiros no dia em que comemorava o aniversário de 45 anos. Os disparos foram dados pelo escrivão JOSÉ RAIMUNDO COELHO, de 37 anos, que se entregou na delegacia onde os dois trabalhavam, a cerca de 100 metros do bar. COELHO declarou que atirou no colega porque o investigador lhe disse que era pedófilo. Horas antes, COLISTON havia decidido comemorar o aniversário junto com o escrivão. Eles saíram do DP, da Rua JOSE CARLOS DOS SANTOS MARQUES, e caminharam até o bar. Os dois bebiam cerveja juntos, quando teriam começado a discutir, por volta das 21 horas. COELHO deixou então o bar seguiu para o DP, onde foi buscar uma arma. Três testemunhas afirmaram que o investigador estava brincando quando respondeu a pergunta do escrivão, confirmando que era pedófilo.    

Está escrita a carta de renúncia do governador em exercício do DISTRITO FEDERAL, PAULO OCTÁVIO. Depois de uma rodada de negociações políticas no fim de semana, ele não conseguiu reunir apoio para formar um governo de coalizão – não contou nem sequer com o apoio institucional das principais lideranças do DEM nacional. Amanhã, segundo assessores do governador, ele deve ser recebido pelo presidente LULA, a quem comunicará a decisão de renunciar.

Depois de contornar a crise instalada no governo com a divulgação do Programa Nacional de Direitos Humanos, o presidente LULA foi informado por auxiliares que há nova turbulência à vista. No documento que trata das diretrizes para o programa de governo da ministra DILMA ROUSSEFF, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, o PT propõe a “abertura dos arquivos e implementação da Comissão da Verdade, para esclarecimento público dos casos de torturas, assassinatos e desaparecimentos políticos no BRASIL”.
A Comissão da Verdade foi o ponto mais polêmico do decreto presidencial que instituiu o programa de direitos humanos. Proposta para analisar casos de tortura e execução sumária nos anos da ditadura (1964-1985), a comissão foi alvo de ataques por parte dos militares, que viram no texto o incentivo à revisão da Lei da Anistia.
Na tentativa de encerrar a crise, LULA editou novo decreto, em janeiro, retirando expressões que causaram a ira das Forças Armadas, como “repressão política”. Além disso, o governo também resolveu “tornar público” o programa, em vez de aprová-lo. A estratégia foi planejada para dar publicidade ao texto, deixando de encampar trechos mais polêmicos.
Na época, LULA pediu que os ministros NELSON JOBIM (Defesa) e PAULO VANNUCHI (Direitos Humanos) cessassem o bate-boca por causa do programa.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, FERNANDO GRELLA VIEIRA, afastou-se do cargo hoje, após dois anos de mandato, para concorrer à reeleição. Ele pediu afastamento das funções na sessão do Órgão Especial do Ministério Público Estadual realizada há uma semana.
A desincompatibilização de GRELLA foi aprovada por unanimidade pelos 42 procuradores que integram o colegiado. Assume interinamente o posto JOSÉ LUIZ ABRANTES, mais antigo procurador do Conselho Superior do Ministério Público. 

A alemã naturalizada italiana JENNIFER MARION NAJDA, de 22 anos, foi assassinada ontem à noite, após dois homens armados em uma motocicleta abordarem o carro onde ela estava com a família – o marido brasileiro naturalizado italiano, o filho de 2 anos e os sogros, que moram no RECIFE. O corpo da vítima, atingida quatro vezes no tórax, foi achado hoje na BR-408, em SÃO LOURENÇO DA MATA.     

O KREMLIN anunciou hoje a suspensão temporária de entrega de mísseis terra-ar S-300 ao IRÃ, venda que aumentaria a capacidade iraniana de defesa contra ataques aéreos e havia sido duramente criticada por ISRAEL, EUA, GRÃ-BRETANHA, FRANÇA e ALEMANHA. A decisão foi tomada em meio a sinais crescentes de que a RÚSSIA apoiará novas medidas contra o programa nuclear iraniano e um dia após o primeiro-ministro israelense, BINYAMIN “BIBI” NETANYAHU, visitar MOSCOU.

A polícia inglesa anunciou hoje a prisão do apresentador de TV da rede BBC RAY GOSLING, de 70 anos. Na última segunda-feira, dia 15, ele revelou no ar, durante o programa “INSIDE OUT”, que sufocou até a morte um ex-parceiro que sofria de AIDS, para poupá-lo de uma “dor terrível”.
GOSLING contou aos telespectadores do programa que tinha um pacto com seu antigo parceiro – cujo nome não revelou- de pôr fim à vida dele, caso a dor da doença se tornasse insuportável e não houvesse mais esperança de tratamento.

O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, anunciou hoje, em visita a PORTO PRÍNCIPE, a doação de 370 milhões de dólares ao longo dos próximos dois anos para ajudar na reconstrução dos estragos provocados pelo terremoto de 12 de janeiro. SARKOZY também prometeu perdoar a dívida que o país caribenho tem para com a FRANÇA, num montante a 76 milhões de dólares, além de enviar um milhão de tendas e 16 mil lonas impermeáveis que servirão de abrigo para 200 mil sobreviventes durante o período das chuvas, que vai de março a abril no CARIBE.   

Morreu nesta quarta-feira, aos 77 anos, o pianista GIULIANO MONTINI. Nascido em VENEZA, na ITÁLIA, mas com grande destaque no BRASIL, ele foi vítima de um acidente de carro, por volta das 17 horas, na MARGINAL DO TIETÊ, próximo ao SHOPPING CENTER NORTE. No RIO DE JANEIRO, MONTINI estudou com a pianista MAGDALENA TAGLIAFERRO, tendo se apresentado com a Orquestra Sinfônica Brasileira em 1952. Ele também atuou pela OSESP ao lado da violinista ELISA FUKUDA em um duo por mais de dezoito anos.

2 011         :          -        QUINTA-FEIRA
A situação em meu escritório de trabalho não é nada boa. Ontem, mais uma vez, entrou muita água. A calha de um telhado mal feito não comporta a demanda da chuva e causa estragos. Isso vem acontecendo com uma certa freqüência neste ano. É a terceira vez que enfrento essa situação. Não encontramos ainda um telhadista que possa consertar esse defeito. Por outro lado tenho a satisfação de ver a hemeroteca imune às águas. O irmão da LUCINDA, com sacrifício de sua saúde, corrigiu o telhado de onde tenho um grande arquivo de jornais.
A manhã desta quinta-feira não é de tanto calor. Chego ao MMDC por volta das 12:40 horas. Encontro a MARINEI desanimada com as articulações do SANTANDER com relação ao boleto. Ainda não lhe foi dado o sinal de aprovo para desencadear o sistema.
Mais tarde converso por telefone com o gerente do SANTANDER, LAUDIONOR, e ele me explica que está havendo grandes dificuldades para a agência por causa dos acertos da fusão do REAL com o SANTANDER. Promete se interessar pelo problema do boleto para os associados do MMDC. Isso atrasa a cobrança por parte da MARINEI. O tesoureiro poderia agilizar tudo isso, mas ele não está interessado nisso.
Converso com o CORONEL PM Res COUTINHO, que trabalha na Caixa Beneficente. Preciso da confirmação da participação de um sargento na Revolução Constitucionalista de 1932. Seu filho CLÁUDIO esteve ontem na Sociedade para tratar da imortalização dos restos mortais do pai no próximo 9 de Julho.
Ameaça chover nesta tarde. Deixo a Sociedade um pouco antes das 16 horas. Durante o trajeto percorrido pelo ônibus COCAIA vamos ver a queda de uma pancada forte de chuva. Isso dificulta bastante o trânsito. 

O lago do PARQUE DA ACLIMAÇÃO, na zona sul, transbordou provocando estragos no local por causa das fortes chuvas de quarta-feira. Com a inundação, a grama sintética do campo de futebol foi parcialmente arrancada, um muro desabou e os vestiários ficaram cheios de lama. O alagamento foi tamanho que peixes chegaram a ser resgatados nas ruas vizinhas, segundo mostrou a “TV GLOBO”, De acordo com a administração do parque, o lago transbordou porque as galerias pluviais não suportaram a chuva.  

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas durante confronto ocorrido hoje entre 400 manifestantes do Movimento PASSE LIVRE, Guarda Civil Metropolitana e Tropa de Choque da Polícia Militar na frente da Prefeitura de São Paulo, no centro. O protesto contra o reajuste da passagem de ônibus – que foi de R$2,70 para R$3,00 em 5 de janeiro – começou às 12 horas. Seis estudantes se acorrentaram nas catracas do hall da entrada da Prefeitura. Ao mesmo tempo, um grupo de manifestantes foi à Secretaria dos Transportes. Lá o vice-secretário, PEDRO LUÍS DE BRITO MACHADO, teria dito que o reajuste não poderia ser revisto. O grupo marchou, então, para a Prefeitura, que foi isolada por grades. Às 18:45 horas começou o confronto. Manifestantes dizem que a GCM atirou gás de pimenta. PM e GCM dizem que manifestantes quebraram o gradil. O confronto durou até 19:15 horas. O estudante VINÍCIUS FIGUEIRA, de 25 anos, foi espancado por PMs e detido. Os vereadores do PT JOSÉ AMÉRICO DIAS, JULIANA CARDOSO e ANTÔNIO DONATO foram atingidos por gás de pimenta. Quatro manifestantes foram alvejados por balas de borracha. A PM disse que dois policiais foram feridos. Ninguém em estado grave. O VIADUTO DO CHÁ foi fechado ao tráfego no início do confronto e reaberto às 21:30 horas.
A fidelidade de toda a bancada do PMDB à presidente DILMA ROUSSEFF na aprovação do salário mínimo de R$545 pela Câmara teve um preço. O partido voltou a cobrar a nomeação de afilhados da legenda no segundo escalão do governo, principalmente aqueles que já estavam pré-negociados, mas foram adiados pela presidente até a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado e da votação do salário mínimo. O algo prioritário do PMDB, agora, são os bancos oficiais.  A presidente DILMA e o ministro ANTÔNIO PALOCCI foram lembrados que o PMDB aguarda a nomeação do ex-ministro GEDDEL VIEIRA LIMA (INTEGRAÇÃO NACIONAL) ou do ex-governador JOSÉ MARANHÃO (PARAÍBA) para a diretoria de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF).
A governadora do MARANHÃO, ROSEANA SARNEY, deixou hoje o hospital após passar por uma cirurgia para correção de um sangramento retal. Segundo a assessoria de imprensa da governadora, ela passa bem. ROSEANA foi internada às 10 horas de quarta-feira, para investigação de um sangramento intestinal baixo. A governadora foi submetida a procedimento cirúrgico sob os cuidados da equipe do médico SANTIAGO SERVIN, em SÃO LUIZ.
Faleceu o empresário WALDEMAR NUNES NAVAS, aos 78 anos. A família NAVAS, de origem espanhola, tinha tradição no negócio de sapatos. Seguindo a vocação familiar, WALDEMAR teve fábricas de sapatos, com os irmãos como sócios. Conheceu sua mulher, ODETTE, no bairro da MOOCA, e teve quatro filhos com ela. Fascinado por animais e plantas, mantinha cães e passarinhos no seu sítio em ATIBAIA, onde ia para curtir a natureza. Descobriu um câncer no intestino, contra o qual lutou por seis anos. Mesmo doente, trabalhou até 2010 com revestimento em couro de móveis e objetos. Nasceu em abril de 1932. 
A organização da Fórmula GP2 anunciou hoje o cancelamento da etapa do BAHREIN, que seria realizada neste fim de semana no circuito de SAKHIR. O motivo foi a impossibilidade de garantir a segurança dos participantes. O brasileiro LUIZ RAZIA, que corre pela AIR ASIA, diz que o clima no país é tenso. “As coisas têm piorado a cada dia. Os protestos estão crescendo, as ruas estão bloqueadas. É muita polícia para todo lado. É um pouco assustador ver tanques de guerra nas ruas. Estamos lidando bem com a situação, mas as coisas não estão indo de acordo com o previsto.” Com o cancelamento da GP2, os promotores da Fórmula 1 também acenderam o sinal de alerta para os eventos programados no país, que receberia testes dia 3 de março e a etapa de abertura do Mundial dez dias depois.
O presidente deposto da Tunísia Zine el-Abidine Ben Ali está em coma em um hospital de Jeddah, na Arábia Saudita, após ter sofrido um derrame, afirmou hoje um amigo da família à agência France Presse. Ben Ali e sua família fugiram para a Arábia Saudita em 14 de janeiro. Um levante popular o forçou a renunciar, após 23 anos no comando do país do norte africano. O ex-ditador, de 74 anos, entrou em coma "há dois dias", enquanto era tratado em um hospital de Jeddah após sofrer o derrame, informou o amigo. "Ele teve um derrame, seu quadro é sério", disse a fonte, que pediu anonimato. Outro ex-ditador derrubado pela onda de protestos no mundo árabe, o egípcio Hosni Mubarak, estaria deprimido e mal de saúde.
Foi recuperada no EGITO uma estátua do faraó AKNENATON que havia sido roubada durante os protestos pela saída do presidente HOSNI MUBARAK. Hoje, a secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, afirmou que o país oferecerá ajuda de 150 milhões de dólares para a transição no país.

A tensão política que afeta diversos países do ORIENTE MÉDIO fez com que o preço do barril de petróleo chegasse a seu maior patamar em dois anos. Em LONDRES, o tipo Brent foi negociado a 104 dólares para entregas em abril. Encerrados os protestos no EGITO, a preocupação passou a ser a produção na LÍBIA e BAHREIN, onde protestos contra o governo têm ocorrido nos últimos dias.

O caso de abuso sexual contra a repórter LARA LOGAN, da CBS NEYS na Praça TAHRIR, no CAIRO, assombrou os EUA tanto pela violência contra uma mulher quanto pelos comentários na Internet e pela resistência da grande imprensa em publicar o fato. LARA deixou o hospital ontem à noite.

PERRY MOORE, que foi produtor executivo da série AS CRÔNICAS DE NARNIA (baseadas nos romances de C.S.LEWIS) e ator do livro HERO, sobre um super-herói gay (THOM CREED, que ganha poderes ao mesmo tempo que descobre sua orientação sexual), morreu nesta quinta-feira após ser encontrado sem consciência em seu apartamento no GREENWICH VILLAGE, em NOVA YORK. Ele tinha 39 anos. A polícia encomendou perícia no corpo, mas não suspeita de crime. A série AS CRÔNICAS DE NARNIA faturou cerca de 1,5 bilhão de dólares ao redor do mundo. MOORE também fez um livro ilustrado sobre as aventuras de NARNIA que ficou semanas na lista dos mais vendidos do NYT.

2 012     :       -      SEXTA-FEIRA
A KÁTYA encontra-se em casa desde ontem. Nesta manhã o PAULO CÉSAR leva-a, bem cedo ao Hospital A.C. CAMARGO para exames de rotina. Recentemente tomou mais cinco doses de quimioterapia na prevenção do câncer do intestino que a atacou há meses, sendo obrigada a cirurgia. LUCINDA não mais dorme a partir das 5 horas.
Trabalho no computador durante algumas horas da manhã. Os 80 anos da Revolução Constitucionalista está trazendo uma sobrecarga ao que costumeiramente faço. Há um atraso nos meus trabalhos de digitalização das memórias que tentarei colocar em dia nos dias do carnaval, a partir de 18 de fevereiro.
Nesta tarde, na Sociedade, tenho de correr com o serviço. MARINEI também está atribulada. Na semana que vem ela estará dispensada. Irá ver o seu pai, no interior, após a operação da próstata e os problemas do AVC do qual foi vítima sua madrasta. Alunas de jornalismo querem fazer um trabalho acadêmico sobre a revolução constitucionalista e chegam justamente na hora em que vou almoçar na AOMESP. O tema JUBILEU DE CARVALHO da revolução é discutido nesse encontro com o COLOMBO e o OLIVEIRA.
Por volta das 15 horas estou chegando no 2º andar da Secretaria da Cultura para uma reunião com a Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, CLAUDINÉLI MOREIRA RAMOS e a pesquisadora do Museu da Imigração MARIANA ESTEVES MARTINS. O assunto a ser tratado é sobre exposições temáticas dos 80 Anos da Revolução em 9 cidades do interior e em São Paulo. Explico a elas a idéia de se fazer a exposição no MUBE e descarto a possibilidade de uma exposição no Monumento Mausoléu, como foi sugerido por elas, face o atual estado degradante do Monumento Mausoléu. CLAUDINÉLI fala em uma emergência governamental em se fazer o restauro do Obelisco, algo que seria muito importante, mas que não acredito que aconteça. A reunião não é muito demorada e nada ficou decidido.
Saindo da Secretaria da Cultura vou ao Quartel do Comando Geral. Minha idéia era conversar com a CORONEL PM MARIA YAMAMOTO, Chefe do SCOMSOC, mas ela está ocupada. Converso com os Capitães PM SILVA JÚNIOR e GUIDETTI. O SILVA JÚNIOR já teve contatos com a CLAUDINÉLI e chegou a levá-la até o Monumento Mausoléu onde se constatou as horríveis poças dágua, originárias de infiltrações que sofre o Obelisco há anos, sem que o governo faça o que se deve fazer para coibir esse estado de coisas. Aproveito o momento para conversar com os dois capitães sobre o Concerto Sinfônico do Corpo Musical no dia 9 de Julho no Teatro Municipal. O GUIDETTI conta-me que existe um plano de se fazer, nesse dia, um evento a céu aberto no Parque do Ibirapuera com as bandas da PM e do Exército. Chama-se até o CONCERTO DA PAZ, dentro das festividades dos 80 Anos da Revolução. Até esse momento desconhecia completamente essa situação. É um fato novo que vai atrapalhar o que venho combinando com o MALCOLM FOREST com relação ao maestro Abel, encarregado da administração do Teatro Municipal. Converso com o GUIDETTI também a respeito da Corrida Ciclística Internacional 9 de Julho, que poderá atrapalhar o Concerto da Paz por causa do horário da realização de ambos os eventos. Tudo isso é anotado pelo GUIDETTI e acredito que tenhamos outras reuniões. 

Um retorno horrível para GUARULHOS. Fico no interior do ônibus durante três horas. A MARGINAL TIETÊ e a VIA DUTRA estão por demais congestionadas. É a loucura da sexta-feira de carnaval. Todo mundo está nas estradas, partindo para a folia e causando dificuldades no trânsito em todas as estradas. Chego em casa arrebentado. Já não bastasse todo o esforço e contrariedades sofridas nos lugares em que fui nesta sexta-feira dramática, ainda tenho o desprazer de fazer uma viagem de volta para casa dentro das piores condições possíveis. Os meus 75 anos estão pesando. Vejo os trabalhos no prédio da esquina da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA e Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Ainda estão retirando entulhos, mas a calçada já foi reconstituída. As repartições do prédio serão usadas para fins comerciais e estão sofrendo as necessárias adequações.
No computador, recebo mensagens:
Estimadissimo CEL VENTURA
é BIAJONE, como esta o senhor? sinto-o sumido. Nada tenho recebido de vós a alguns dias. Gostaria de lhe repassar o excelente trabalho que EGYDIO vem desenvolvendo como presidente interino do nucleo de cruzeiro
veja o senhor
http://mmdccruzeiro.blogspot.com/
Precisamos de mais gente se tornando seguidores do nucleo. Lá so temos 1 pessoa.
Caro coronel, eu necessito de 01 nome de enfermeira da PMESP do HPM capital para receber 01 diploma nosso aqui em Itapetininga.
A solenidade vai ser dia 7 de março de 2012 (quarta feira as 9AM)
Se o senhor conseguir essa praça feminina, teremos condições de solicitar ao bravo TC PM RAUL GALINDO cmt do 22BPMI para disparar uma viatura que trará o senhor e mais essa enfermeira policial militar para ITAPETININGA e assim participarem dessa comemoração que será do dia das mulheres, promovida também pelo 22BPMI.
Pense nisso, tenho certeza de que deve haver alguém no HPM, enfermeira, merecedora de nossa honraria:
http://mmdc.itapetininga.com.br/DHMEJFA.htm
Não podemos perder essa oportunidade de homenagear nossa heroína JULIANA FABIANO ALVES!
Enorme abraço e no aguardo de vossas respostas
BIAJONE
Fev 17, 2012
Mario Ventura para Prof.JBiajone
CARO BIAJONE
Não estou sumido não, pelo contrário, estou em vários pontos ao mesmo tempo.
Para você ter uma idéia estou chegando agora em casa, completamente "moído".
Estive na Secretaria da Cultura estudando exposições itinerantes, que inclusive deverá chegar até aí em ITAPETININGA e outras cidades onde temos os nossos núcleos. CRUZEIRO é uma delas também (serão nove no total). Por enquanto  estamos nas tratativas e acredito que irá dar certo.
Depois, passei no Quartel do Comando Geral, onde se estuda um Concerto Sinfônico no dia 9 de Julho em pleno Parque Ibipapuera CONCERTO DA PAZ.
Nesta semana estudamos a partida e a chegada dos ciclistas que irão participar da PROVA INTERNACIONAL CICLÍSTICA "9 DE JULHO", em homenagem aos 80 Anos da Movimento Constitucionalista. Isso é muito complicado e requer várias reuniões para que tudo dê certo.
Já agendamos um Concerto Sinfônico para 26 de Maio no TRIBUNAL DE JUSTIÇA MMDC, na Avenida IPIRANGA, antigo Hilton Hotel.
Teremos a segunda reunião da COFAM em 17 de março no interior do Monumento Mausoléu. Enfim, são apenas algumas das cerimônias que estamos trabalhando dentre muitas outras.
Vou verificar essa situação da enfermeira junto ao Centro Médico nosso. Mas já temos compromissos aqui em São Paulo para quase todas as datas de início de março: Câmara Municipal, Associação Comercial, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, e outros lugares que não estou me lembrando neste momento.
Os 80 Anos do Movimento Constitucionalista é algo que irá ficar na história de São Paulo. Nossa idéia é projetar o episódio de 32 no mundo todo, principalmente com o OBELISCO aparecendo em vários países por ocasião da 69ª Prova Ciclística Internacional '9 de Julho!"

Prezados Cel.Ventura e Sra. Marinei Chalub,
Venho através do presente instrumento comunicar V.Senhorias da utilização da Sociedade de Veteranos de 32 sito a Rua Anita Garibaldi,25 nesta Capital para reunião no dia 25 de fevereiro de 2012 as 14:00 .Presentes. Thiago de Moraes , Camila Giudice e Markus Runk. Com a seguinte pauta:
Roteiro do dia 19 /05;
Roteiro do dia 09/07;
COFAM;
Detalhes das Solenidades;
Layout da COFAM;
Pede-se autorização do Ilmo.Sr. Presidente da Sociedade Cel.Mario Fonseca Ventura.
Cordialmente
Thiago de Moraes

ESTIMADO THIAGO
Explique ao MARKUS e CAMILA que você fala como presidente da COFAM, nomeado por mim. Acredito que o principal para a COFAM é a identificação do grupo através de um emblemático "logo". Caso eu possa comparecer ajudarei vocês na reunião. No dia 9 de Julho a entrega da Medalha é por conta do cerimonial do Palácio do Governo, na parte da manhã e, à tarde, por conta do cerimonial da Assembléia Legislativa. O MARKUS e a CAMILA poderão ajudar muito na Assembléia. Já na área das comemorações do 9 de julho, pela manhã, quem cuidará de tudo é o cerimonial do Palácio do Governo com o apoio do cerimonial da PMESP. Já no dia 19 de maio o cerimonial ficará por conta do MARKUS. .

Nessa troca de mensagens vamos conhecer o estado de saúde de dois grandes amigos nossos do “NINHO DAS ÁGUIAS”:
Caríssimos(as), boa noite.
Acabei de falar com o Cel Ciapina.
Está bem, mas ainda não fez o cateterismo. Será feito amanhã em outra clínica, pois no hospital não deu certo. E o exame é importante para verificar seu estado geral, pois será operado do coração, mais à frente.
Pediu-me que enviasse seus agradecimentos pelas mensagens e orações dos amigos.
Abraços.
José Carlos Gomes Serrão
-----Mensagem Original-----
De: celso dantas
Para: antonio Claret oliveira
Cc: CBB-ninho-de-aguias@googlegroups.com
Enviada em: quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 21:19
Assunto: Re: [CBB-ninho-de-aguias]'852' ciapina e turessi....noticias?????
Ola Claret e de mais amigos do GBB
Acabei de falar com o Eduardo filho do Turessi. O mesmo continua na UTI da Cruz Azul. Segundo ele parece que o pior já está passando e le está melhorando, lentamente, mas está melhorando. Ainda continua entubado mas em recuperação. Vamos continuar orando por ele e pelo Ciapina. Abs a todos
grato
Celso Dantas
www.florescerdovale.com.br
Em qua, 15/2/12, antonio Claret oliveira escreveu:
De: antonio Claret oliveira
Assunto: [CBB-ninho-de-aguias]'832' ciapina e turessi....noticias?????
Para: "cbb-ninho-de-aguias"
Data: Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012, 16:45
caros amigos do ninho.alguma informação sobre nossos amigos ciapina e
turessi??agradeço a quem puder dizer algo..abrc a tds

Como aconteceu no jogo passado, na vitória sobre o ITUANO, BARCOS e ARTHUR, os novos reforços do PALMEIRAS, fizeram a diferença e a equipe venceu de virada o GUARATINGUETÁ por 3 a 2 em uma partida que a equipe alviverde não encantou, mas cumpriu com a obrigação e recuperou a liderança do campeonato paulista.

O grupo coreano “YOUNG EUM ART” se apresenta na passarela do samba no início dos desfiles desta noite. Comemora o grupo, neste carnaval, os 50 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao BRASIL. A visita tem o apoio do Ministério da Cultura da CORÉIA e a celebração vai durar até fevereiro de 2013.
A CAMISA VERDE E BRANCO abriu o carnaval de SÃO PAULO às 23:34 horas. A escola levou o amor ao ANHEMBI. O primeiro carro e a comissão de frente trouxeram Cupidos e também fantasias com tema romano. CECI e PERI e ROMEU e JULIETA estavam nas primeiras alegorias para retratar as grandes histórias de amor. Entre famosos casais apaixonados, também não faltou a Bela e a Fera. A paixão entre o torcedor e seu time de futebol e o amor em tempos de Internet mereceram destaque na agremiação (nove vezes campeã do Grupo Especial), que voltou neste ano à elite do samba paulistano. A escola apresentou um abre-alas na altura máxima. “Há 15 anos, a escola não estava tão deslumbrante. É para compensar a volta ao Grupo Especial”, disse a rainha de bateria, JOICE COSTA.

Depois de nove meses e dez dias, a capital voltou hoje a registrar uma chacina. Foram três mortos e um ferido na VILA CARMOSINA, em ITAQUERA, na zona leste de SÃO PAULO. Os responsáveis pelo crime conseguiram fugir e até esta noite ninguém havia sido preso. A polícia suspeita de que os assassinatos foram motivados por acerto de contas envolvendo tráfico de drogas. Segundo testemunhas, as vítimas estavam na frente de casa, na Rua PALMA-SOLA, por volta da meia-noite, quando foram abordadas pelos atiradores. O supervisor de vendas ADILSON COSTA, de 47 anos, e mais dois homens não identificados foram mortos no local. Em uma calçada perto dali, MARCELO ROBERTO ROSSIGNOLLI, de 34 anos, foi encontrado com ferimentos e levado ao Hospital SANTA MARCELINA. Ele não quis falar sobre o ataque. O caso foi registrado inicialmente no 22º DP (SÃO MIGUEL PAULISTA), mas a investigação contará com o apoio da 3ª Delegacia (de chacinas e latrocínios) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. “Espero que esse crime seja um fato isolado”, afirmou o delegado LUIZ FERNANDO LOPES TEIXEIRA, responsável pela delegacia.

Um rapaz de 18 anos morreu atropelado por uma van desgovernada ao salvar a namorada de 14 anos, nesta madrugada, na zona sul de SÃO PAULO. SÉRGIO AUGUSTO MARTINS DE OLIVEIRA BARROS empurrou BÁRBARA DA SILVA ALVES para fora de perigo, mas não conseguiu escapar e foi prensado entre a TOWNER azul e um muro na Travessa ÉDSON MACHADO, no JARDIM CLÍPER, em CIDADE DUTRA.

O ex-presidente LULA realizou hoje a última das 33 sessões de radioterapia para tratamento do câncer de laringe. LULA, que estava no Hospital SÍRIO-LIBANÊS recebeu alta e pode voltar para casa. Boletim divulgado pelo hospital confirmou a recomendação para que LULA permanecesse em repouso durante todo o fim de semana e não participasse do desfile da escola de samba GAVIÕES DA FIEL, que este ano elaborou enredo em sua homenagem.

Morreu hoje, vítima de complicações de uma diabete, o ex-lateral JORDAN, que brilhou com a camisa do FLAMENGO nos anos 1950 e 1960. JORDAN, que tinha 79 anos, é o quarto jogador que mais jogos disputou pelo MENGÃO.

Ministro da Justiça durante o governo ITAMAR FRANCO e presidente do Supremo Tribunal Federal entre 1994 e 2004, morreu hoje em BRASÍLIA um dos fundadores do PDT, MAURÍCIO CORRÊA. O falecimento foi confirmado no início da noite pelo STF e pela OAB – da qual também foi presidente, em um dos momentos mais difíceis do regime militar. Tinha 77 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. “O mundo jurídico está de luto pela morte do ministro MAURÍCIO CORRÊA. Ele esteve a frente da OAB do DISTRITO FEDERAL em um momento crítico da história do País, enfrentando a truculência do governo militar com altivez e coragem”, afirmou o presidente da OAB, OPHIR CAVALCANTE. Mineiro de SÃO JOÃO DO MANHUAÇU, CORRÊA formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1960, pela Faculdade de Direito de MINAS GERAIS – e a partir de 1975 fez carreira como advogado e político em BRASÍLIA. Em 1986, foi eleito senador pelo DF e chegou ao Supremo em outubro de 1994, na vaga deixada por PAULO BROSSARD. Na corte, chegou à presidência em 1993 e de lá saiu uma década depois, ao atingir a idade limite para o posto. Ligados aos trabalhistas, muito amigo de LEONEL BRIZOLA, CORRÊA fez parte – como senador – de um grupo de advogados durante os trabalhos da Assembléia Constituinte. Apresentou 459 emendas, das quais 144 foram aprovadas. Como senador constituinte, participou das Comissões e Subcomissões da Organização dos Poderes e Sistemas de Governo, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Candidatou-se a governador do DF em 1990,l perdendo para JOAQUIM RORIZ. 

O desempenho de VICTORIA AZARENKA na atual temporada tem sido arrasador. Hoje, a bielo-russa derrotou a belga YANINA WICKMAYER e não apenas chegou à semifinal do WTA DE DOHA, no CATAR, como completou 15 vitórias consecutivas – a número um do mundo ganhou os dois últimos torneios que disputou, o PREMIER DE SYDNEY e o ABERTO DA AUSTRÁLIA. Amanhã AZARENKA vai decidir com a polonesa AGNIESZKA RADWANSKA um lugar na decisão do torneio de DOHA.

Pressionado, o presidente da ALEMANHA, CHRISTIAN WULFF, anunciou sua renúncia depois que a promotora solicitou ao Parlamento que retirasse a imunidade dele por manter vínculos inapropriados com empresários. “Os acontecimentos dos últimos dias e semanas mostraram que a confiança (do povo) e minha capacidade de trabalhar com eficiência foram persistentemente prejudicadas”, disse WULFF. O anúncio pôs fim a semanas de revelações a respeito de férias passadas com amigos ricos e de uma série de favores e presentes talvez não ilegais, mas que certamente iam contra o decoro do seu cargo. O escândalo causado pelas acusações de que WULFF teria usado seu cargo para aceitar favores serviu para desviar a atenção da chanceler ANGELA MERKEL e do seu governo em meio à crise do euro, mas também se tornou um embaraço para ela em termos políticos. MERKEL apoiara a nomeação de WULFF à presidência – um cargo em grande parte honorário, mas moralmente importante.
O escândalo estourou em dezembro, com a notícia de que WULFF, quando governador do Estado da BAIXA SAXÔNIA aceitara empréstimo de mulher de um amigo no valor de 650 mil dólares. Recentemente, chamou a atenção o relacionamento de WULFF com um executivo do setor cinematográfico que hospedou o presidente durante as férias deste ano, e cuja companhia recebeu garantias de empréstimo da BAIXA SAXÔNIA.

Mais de 60 obras de arte do século 10 a.C. foram roubadas, no início desta manhã, na cidade de OLÍMPIA, na GRÉCIA. As peças pertenciam ao acervo do Museu dos Jogos Olímpicos, destinado a explicar a criação e a fase antiga do evento esportivo. O roubo aconteceu no momento em que a GRÉCIA vive uma crise econômica sem precedentes, com aumento da violência urbana. Em decorrência do saque, o ministro da Cultura pediu demissão do governo de LUCAS PAPADEMOS. O assalto foi realizado no início desta manhã, entre 6 e 7 horas (horário local), quando duas pessoas, armadas e com os rostos cobertos por máscaras, invadiram o museu no momento da troca da guarda, sem despertar os alarmes automáticos. O roubo foi sentido na GRÉCIA como mais uma humilhação em um período no qual o país passa por sua pior fase econômica. “É um dia trágico para o ministério”, afirmou a secretária-geral do Ministério da Cultura, LINA MENDONI. Os ataques aos museus do país se banalizaram nas últimas semanas.

O brasileiro ABÍLIO GOMES CABRAL, dado como morto no incêndio de quarta-feira no Presídio Nacional de COMAYAGUA, em HONDURAS, está na verdade internado em um hospital hondurenho. CABRAL está preso desde maio de 2009, sob suspeita de liderar uma quadrilha de exploração sexual de menores em COMAYAGUA. O governo hondurenho identificou os 10 primeiros corpos dos 357 mortos no incêndio – 2 feridos morreram hoje. Dos 497 sobreviventes, 20 estão internados.

A estabilidade do cruzeiro COSTA CONCÓRDIA, que encalhou no litoral da ILHA DE GIGLIO, está em perigo. Uma das pontas das duas formações rochosas sobre as quais ele se apóia está desmoronando e, com isso, o navio poderia cair em um abismo de 60 a 90 metros de profundidade no MAR TIRRENO. A companhia de navegação COSTA CROCIERE, proprietária do transatlântico, até hoje não havia se manifestado sobre o caso. Há oficialmente 17 mortos, mas ainda há alguns desaparecidos. O risco do naufrágio foi noticiado pelo jornal italiano IL TERRENO, que se baseou em um vídeo de um reconhecimento submarino do cruzeiro, que agora precisa ser examinado por especialistas em naufrágios, mas já provoca grandes preocupações sobre a estabilidade do barco. O combustível do transatlântico vem sendo retirado desde o dia 12 de fevereiro. Já foram extraídos mais de 950 metros cúbicos. A expectativa da companhia italiana é de que a operação termine em meados de março.      
 
Milhares de pessoas reuniram-se hoje em BENGHAZI, na PRAÇA DA LIBERTAÇÃO, para lembrar o começo da revolução há um ano, naquele mesmo lugar, quando ainda se chamava PRAÇA DOS MÁRTIRES. Mulheres levavam fotos de seus filhos mortos na guerra civil. O governo de transição, agora instalado em TRÍPOLI, explicou que não celebraria oficialmente o aniversário, em respeito aos milhares de mortos. Mas talvez o governo do presidente MUSTAFA ABDEL JALIL não tenha o que comemorar. Seis meses depois da tomada de TRÍPOLI, e quatro meses depois da morte de MUAMAR KADAFI, a capital líbia continua ocupada pelas diversas brigadas que participaram da guerra civil, oriundas das principais cidades do país. Sem querer deixar a capital com receio de sair perdendo na repartição do poder, elas mantêm bases estratégicas em TRÍPOLI, instalam vários postos de controle nas ruas e freqüentemente entram em choque entre si. Quase todo cidadão da LÍBIA mantém consigo um fuzil, diante das múltiplas incertezas e ameaças, e da ausência de um exército nacional reconhecido como tal.

Alguns repórteres destacam-se pela audácia, pela coragem física; outros, pela intuição, sensibilidade, habilidade para conquistar a confiança das pessoas e para observar e descrever detalhes reveladores; por último, há os que se diferenciam pelo refinamento intelectual, pela capacidade de análise e qualidade literária do texto. ANTHONY SHADID era a combinação rara de tudo isso em um só repórter. Nas suas últimas coberturas, na LÍBIA e na SÍRIA, onde morreu ontem aparentemente em razão de uma crise de asma, SHADID estava freqüentemente no epicentro dos conflitos. Conseguia três coisas difíceis: entrar, ficar e sair vivo. E não precisava ficar muito tempo para fazer observações agudas, precisas sobre cada realidade. Além disso, esse vencedor do PRÊMIO PULITZER de 2004 e 2010, por suas coberturas no IRAQUE, escrevia ao mesmo tempo com leveza e autoridade. Numa entrevista publicada no dia 26 de janeiro no site MOTHER JONES, SHADID declarou: “Não acho eu haja uma matéria pela qual valha a pena morrer, mas acho que há matérias pelas quais vale a pena correr riscos.” Era precisamente o que ele estava fazendo na SÍRIA. SHADID tinha 43 anos, e deixa a mulher, a jornalista NADA BAKRI, o filho do casal, MALIK, e a filha LAILA, do primeiro casamento.

Grupos de ativistas sírios afirmaram que dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas de diversas cidades de seu país hoje, após as orações da sexta-feira. As forças leais ao ditador BASHAR ASSAD continuaram o ataque às vizinhanças controladas pelos rebeldes em HOMS, que está sob o fogo do Exército desde o dia 4 de fevereiro, e ao menos 26 pessoas foram mortas. Os ataques em HOMS concentraram-se nos bairros de BABA AMR, BAYADAH, KHALDIYEH e INSHAAT. Vídeos amadores mostraram que ao menos um tanque disparava contra BABA AMR. Uma das mortes ocorreu na vizinhança de MAZZEH, em DAMASCO, quando as forças de ASSAD abriram fogo contra manifestantes, ferindo outras 12 pessoas.

O contrabaixista americano MICHAEL DAVIS, da influente banda MC5, morreu hoje à tarde, em LOS ANGELES, aos 68 anos. A informação foi passada por sua mulher, ÂNGELA. Ele estava internado fazia um mês em um hospital da cidade com complicações no fígado. Nascido em 5 de junho de 1943, DAVIS tornou-se conhecido ao integrar a revolucionária banda MC5, de DETROIT, entre 1964 e 1972, que surpreendeu com letras incendiárias contra o establishment e uma batida que hoje lembraria o punk. Basta ouvir o álbum de estréia KICK OUT THE JAMS, lançado em 1969. l

2 013     :       -      DOMINGO
O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO publica uma reportagem especial – Anos de chumbo – CIVIS E MILITARES AGIAM EM SINTONIA FINA NO DOPS. QG da repressão registrou visitas de oficiais, “representantes da FIESP” e cônsul dos EUA. (REPORTAGEM DE ROLDÃO ARRUDA);
Um recém-descoberto conjunto de seis livros com o registro de quem entrava e saia da ala reservada à diretoria no antigo edifício do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS), no centro de SÃO PAULO, comprova a estreita relação que existia entre forças militares e civis nas ações de repressão política, no período mais duro da ditadura, no início da década de 1970. Os documentos também expõem o intenso fluxo de representantes da sociedade civil pelo prédio que foi um dos principais centros de perseguição de dissidentes; e a forma como a rede de espionagem do regime autoritário se estendia por empresas estatais, sindicatos e universidades. O acesso à diretoria do DOPS ocorria por um portão na lateral esquerda do edifício, no Largo GENERAL OSÓRIO, bairro da LUZ. A passagem de funcionários e visitantes era sempre registrada pelo funcionário de plantão num livro grosso, com folhas pautadas e numeradas – o livro de portaria. Anotava-se o nome, a organização à qual pertencia, horário de entrada e de saída e, às vezes, com quem ia falar. Por meio desses livros, que estavam esquecidos no acervo do antigo DOPOS, hoje recolhido ao Arquivo Público do Estado, é possível saber que o CAPITÃO ÊNIO PIMENTEL DA SILVEIRA, do Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 2º Exército, esteve 41 vezes no DOPS entre março e outubro de 1971. Freqüentemente chegava por volta das 19 horas. Acusado por ex-presos políticos de se apresentar em sessões de tortura sob o codinome de Doutor NEY, o capitão ÊNIO era o homem da linha de frente do DOI. Cabia a ele a execução das diretrizes estabelecidas pelo comandante do Destacamento, MAJOR CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA – que também deixou registro de suas passagens pelo DOPS, mas com menor freqüência. O capitão costumava se encontrar no DOPS com o seu equivalente naquela instituição, DELEGADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY – o agente que levou para a repressão política os métodos usados contra criminosos comuns. “Prender antes de investigar, torturar, pendurar no pau de arara, dar choques, práticas comuns nas delegacias, foram levadas por FLEURY e outros policiais para o enfrentamento da subversão”, disse o jornalista PERCIVAL DE SOUZA, autor de AUTÓPSIA DO MEDO, alentada biografia do delegado. Os militares, de sargento a general, iam muitas vezes ao DOPS para cumprir formalidades, uma vez que cabia aos policiais dar forma aos inquéritos que iam parar na Justiça Militar. Eles se apresentavam com o nome real, arma e patente. Com esses dados é possível saber que o capitão ÊNIO já havia sido promovido a major em 1976. Nem todas as pessoas, porém, se identificavam adequadamente. O CAPITÃO UBIRAJARA que aparece nos livros, por exemplo, não existe. Sabe-se agora que esse era o codinome usado pelo delegado APARECIDO LAERTES CALANDRA em sessões de tortura no DOI. Entre os civis se destaca o nome de CLARIS HALLIWELL, identificado como cônsul americano. À primeira vista, sua presença é compreensível – o DOPS tinha uma delegacia especializada em estrangeiros. Chamam atenção, porém, o envolvimento de um cônsul com serviços que poderiam ser executados por funcionários menos graduados e a freqüência das visitas. Em 1971, ele foi pelo menos duas vezes por mês ao DOPS. A assessoria de comunicação do Consulado dos EUA diz não ter registros de antigos funcionários. Por isso, não pode confirmar a presença de HALLIWELL em SÃO PAULO, o cargo que ocupava ou as idas ao DOPS. As poucas informações disponíveis podem ser encontradas num livro sobre seu pai, LEO HALLIWELL, que atuou na AMAZÔNIA como missionário evangélico na década de 1930. CLARIS teria passado a infância em BELÉM. Ainda segundo o livro, ele atou como representante diplomático no EQUADOR e no BRASIL e foi cônsul em SÃO PAULO entre 1971 e 1974 – período em que aparece no DOPS. Seus substitutos não eram tão assíduos. Outro civil que se destaca é GERALDO RESENDE DE MATTOS, cujo nome sempre aparece seguido pela sigla FIESP, que identifica a Federação das Indústrias de São Paulo. Ele está presente em todos os volumes, que cobrem o período de março de 1971 a janeiro de 1979. Na sua fase mais ativa, entre 1971 e 1976, MATTOS realizou mais de 200 visitas. Chegava no fim da tarde, por volta das 18 horas, e saía uma hora depois. Às vezes se estendia mais: certo dia, passou oito horas no local. MATTOS morreu de infarto em 2002, aos 65 anos; segundo a FIESP, ele nunca figurou no seu quadro de funcionários. Um parente próximo, que pediu para não ser identificado, contou que ele trabalhava para o Serviço Social da Indústria (SESI). Consultado na sexta-feira pela reportagem, o SESI pediu mais tempo para verificar a informação. O parente também contou que MATTOS era especialista em questões de ordem política e sindical. O mais provável é que colaborasse com o Serviço de Informação, que funcionava no quinto andar do DOPS, sob o comando do delegado ROMEU TUMA. Cabia àquele serviço produzir relatórios para o governador sobre a situação política e social no Estado – uma atuação diferente da eu ocorria no segundo andar, onde ficava FLEURY. Embora sejam documentos precários, com erros e muitas lacunas, os livros fornecem indicações sobre o alcance do serviço de informações. Alguns exemplos: entre 1974 e 1975, são freqüentes as visitas de um senhor apontado como agente na PETROBRÁS; há um coronel muito assíduo que se identifica com a CESP, estatal do setor de energia elétrica. Outro crava UNESP, de Universidade Estadual Paulista. Algumas pessoas apareciam porque eram chamadas. Foi essa a explicação que o ex-empresário de JOÃO GILBERTO, o advogado KRIKOR TCHERKEZIAN, deu para o fato de seu nome aparecer várias vezes na lista, seguido da sigla USP. Disse que trabalhava no gabinete do reitor e era chamado até seis vezes por mês para acompanhar estudantes envolvidos em investigações da polícia. “Era só aquela coisa de averiguação”, contou. “Nunca vi nada. A gente queria saber e não tinha acesso, porque não falavam nada”. O delegado CALANDRA também foi procurado, mas não quis falar. ÈNIO ROCHA SILVEIRA, filho do CAPITÃO ÊNIO, contou que, ainda criança, acompanhou o pai em algumas visitas ao DOPS. “Mas eu nem sabia o que meu pai fazia. Ele foi falar com o delegado FLEURY e com o ROMEU TUMA”, disse. “Meu pai foi chefe da equipe de investigadores do DOI-CODI e também foi para o confronto”. Após passar para a reserva com a patente de coronel, ÊNIO morreu com quatro tiros no peito em 1986. Segundo o inquérito militar, cometeu suicídio. O filho contesta o laudo na Justiça, afirmando que foi assassinato. “Queima de arquivo”. Os livros da portaria do DOPS agora fazem parte doa acervo digitalizado do Arquivo do Estado e podem ser consultados pela Internet.         
O velho chavão de que "em clássico não há favorito" ficou evidenciado na partida entre Corinthians e Palmeiras deste domingo, no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Diante do atual campeão mundial e da Libertadores, o time alviverde, rebaixado à Série B do Brasileirão, não se apequenou, chegou a estar vencendo durante boa parte do segundo tempo e só não saiu com os três pontos porque esbarrou em um velho algoz. Romarinho entrou no segundo tempo para marcar o gol que garantiu o empate por 2 a 2, seu quarto gol em três partidas diante do principal rival corintiano. O resultado fez com que as duas equipes continuassem empatadas em número de pontos: 13. O Palmeiras leva vantagem e é o sétimo por ter mais gols marcados na competição - 17 a 13. Na próxima rodada, a equipe do técnico Gilson Kleina terá pela frente o União Barbarense, no Pacaembu, domingo que vem. Já o Corinthians, oitavo colocado, volta a campo pelo Paulista diante do Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, também no domingo. Antes, no entanto, a equipe estreia na Libertadores diante do San José, fora de casa, nesta quarta-feira. O JOGO - O Corinthians começou o jogo de forma avassaladora e comandou as ações no início. Logo aos oito minutos, a equipe do Parque São Jorge quase chegou ao primeiro gol. Fábio Santos e Guerrero tabelaram pela esquerda e a zaga tirou no momento em que o lateral ia finalizar. Emerson dividiu na meia-lua e a bola sobrou com Jorge Henrique, que encheu o pé e acertou o travessão. O lado esquerdo era muito explorado pelo Corinthians e por lá a equipe quase marcou aos 15 minutos. Fábio Santos apareceu nas costas de Weldinho e cruzou na cabeça de Paulinho, que finalizou com estilo, mas acertou a rede pelo lado de fora, arrancando o grito de gol de alguns torcedores. A pressão corintiana finalmente surtiu efeito aos 18 minutos e a equipe chegou ao primeiro gol. Fábio Santos bateu falta para a área e Paulo André desviou de cabeça para o meio. Emerson aproveitou e bateu cruzado da entrada da área, no canto direito de Fernando Prass. O gol não diminuiu o ímpeto do time de Tite, que era dono da partida e quase ampliou a vantagem aos 21 minutos. Emerson bateu escanteio da esquerda e Fernando Prass saiu mal. A bola sobrou para Guerrero, que, com pouco ângulo, bateu na trave. A primeira finalização de perigo do Palmeiras saiu apenas aos 27 minutos, com Patrick Vieira, que recebeu passe na entrada da área e virou batendo de esquerda. Cássio estava bem colocado e agarrou sem dificuldade. A oportunidade animou a equipe, que cresceu e passou a dominar a partida. Dois minutos depois, saiu o empate. Gil deu espaço para Wesley cruzar pela esquerda, Vilson entrou na área nas costas de Ralf e subiu sozinho para cabecear no canto direito de Cássio. Foi o primeiro gol do ex-jogador do Grêmio pelo Palmeiras, em sua segunda partida pelo clube. Patrick Vieira chegou a marcar o segundo gol palmeirense aos 34, mas estava impedido. O Palmeiras dominava as ações ofensivas após o empate. Aos 37 minutos, Márcio Araújo quase virou o placar em chute forte de fora da área que Cássio espalmou. Foi o último grande momento do primeiro tempo. O segundo tempo começou morno, mas logo o Palmeiras virou o placar. Aos oito minutos, Wesley cobrou falta da intermediária pelo lado direito, Cássio saiu muito mal do gol e não alcançou a bola. Vinícius, que estava atrás do goleiro, desviou para o gol vazio. Atrás no placar, Tite colocou o time para frente com a entrada de Romarinho no lugar de Alessandro. E o atacante foi responsável pela primeira chegada corintiana depois de muito tempo. Aos 16 minutos, ele aproveitou sobra de bola na entrada da área e chutou forte, exigindo grande defesa de Fernando Prass. Romarinho se transformou na principal arma ofensiva do Corinthians e com ele a equipe chegou ao empate, aos 26 minutos. Cássio repôs a bola nos pés de Alexandre Pato, o atacante trabalhou com Paulinho e depois tocou para Romarinho, que teve calma, ajeitou e bateu colocado no canto esquerdo de Fernando Prass. A partir daí, o jogo ficou morno, com ambas as equipes cautelosas, preocupadas em não errar. Até que aos 46 minutos Paulinho quase marcou um golaço. Ele recebeu cruzamento de Emerson, matou no peito e emendou uma bicicleta que passou raspando a trave. Foi a última grande chance da partida.
O SANTOS planejava sair de CAMPINAS na liderança do PAULISTA, mas o que ocorreu foi muito diferente disso. Em má fase, o time perdeu para a PONTE PRETA por 3 a 1 e agora está em quarto lugar, há três rodadas sem vencer. Com absoluta liberdade para jogar, já que MURICY RAMALHO o escalou como o homem mais avançado do time, NEYMAR precisou de poucos minutos para colocar ÉDSON BASTOS para trabalhar. Era um sinal de que o SANTOS sufocaria a PONTE, mas tudo mudou quando um cruzamento de RAMIREZ pegou a defesa santista em momento de sono profundo e BRUNO SILVA teve todo o tempo do mundo para dominar a bola e colocá-la na rede. O gol encheu o SANTOS de incerteza e insegurança. Quando tentava trocar passos no campo adversário, o time dava de cara com uma defesa bem posicionada. Não por acaso, os melhores momentos dos santistas ocorreram em jogadas de bola parada – geralmente depois de faltas sofridas por NEYMAR – e em contra-ataques, quando o craque santista tinha espaço para avançar em velocidade com a bola. Como se o SANTOS já não tivesse problemas em quantidade suficiente, NEYMAR se envolveu em uma confusão boba com ARTUR no finzinho do primeiro tempo e foi expulso junto com o pontepretano. E o tricampeão paulista se viu tendo de se virar sem a sua arma mais poderosa.
Oito anos depois, RAFAEL NADAL voltou ao BRASIL para novamente ser campeão. O ex-número 1 do mundo, em fase de recuperação de uma lesão no joelho esquerdo, derrotou hoje o argentino DAVID NALBANDIAN na decisão do seu segundo BRASIL OPEN. Diante de um IBIRAPUERA superlotado e com toda a torcida a seu favor – de anônimos a estrelas como RONALDO e ANDERSON SILVA – o espanhol teve a melhor atuação em seu retorno às quadras e venceu por 6/2 e 6/3 em uma hora e 18 minutos. Em SÃO PAULO, NADAL conquistou seu 51º título da carreira, o 37º no saibro. Afirmou que valoriza todos os muitos troféus que já levantou, mas que o de hoje tem significado distinto, em função das circunstâncias.
Criminosos em um comboio formado por seis caminhões-baú e nove carros invadiram um condomínio empresarial em CAMPINAS, no interior de SÃO PAULO, hoje de madrugada, para roubar uma carga de tablets e smartphones em uma das maiores empresas de logística e distribuição de alta tecnologia que presta serviço para SAMSUNG, TELEFÔNICA e VIVO, entre outras empresas. O grupo formado por pelo menos 30 assaltantes estava armado com fuzis, submetralhadoras e pistolas. Faltavam alguns minutos para zero hora de domingo, quando parte dos assaltantes chegou em um carro caracterizado como sendo da empresa que presta segurança para o Centro Logístico BRASIL (CLB), que fica na Rodovia ANHANGUERA, na altura do entroncamento com a D. PEDRO I, distrito de NOVA APARECIDA. Depois de dominarem os vigias da guarita de entrada, segundo a Polícia Militar, eles liberaram o acesso para os demais integrantes da quadrilha, que estavam encapuzados nos outros veículos. O alvo era uma carga de produtos de alta tecnologia armazenada no centro logístico da multinacional espanhola CELISTICS, especializada em operações de distribuição e transporte de smartphones, tablets e insumos tecnológicos. A empresa, que concentra 60% da operação logística dos grupos de telecomunicações e de tecnologia de informação do BRASIL, se instalou em setembro do ano passado no local, quando foi inaugurado o CLB. Ela ocupa 50% do prédio do centro logístico, que é privado. Durante a ação, que durou pouco mais de três horas, alguns seguranças foram amarrados e mantidos presos dentro da portaria e os outros, obrigados a ajudar a carregar os produtos roubados. Nem a polícia nem os representantes da empresa informaram a quantidade, o valor e o tipo de produto roubado pelos assaltantes. Na fuga, os criminosos levaram ainda os coletes à prova de bala, os revólveres e uma espingarda calibre 12 dos funcionários da empresa de segurança. Ninguém ficou ferido. Os vigias conseguiram acionar a PM quase uma hora após a fuga dos assaltantes. Além da CELISTISC e do CLB, duas empresas de segurança que atuam no local foram registradas no boletim de ocorrência como vítimas do crime. Ninguém quis comentar o caso. O roubo cinematográfico começou a ser investigado pela Delegacia De Investigações Gerais de CAMPINAS. Os policiais recolheram do local, além de materiais deixados pelos assaltantes, imagens das câmeras de segurança. Para os policiais do DIG, os criminosos planejavam a ação havia semanas e tinham informações de pessoas que trabalham no local, pois sabiam detalhes sobre os pontos de ronda, locais onde estavam as câmeras, botões de disparo de alarmes e horários de troca de turno. Os policiais também vão analisar os resultados periciais do Instituto de Criminalística (IC) do material apreendido no local. A quadrilha deixou para trás luvas, alicates, camiseta, bitucas de cigarro e pedaço de algodão com manchas vermelhas que podem ser de sangue. Os resultados devem sair em 30 dias.
Duzentos familiares e amigos do consultor comercial FABRÍCIO KRETTLI, 22 anos, fizeram uma manifestação pedindo justiça e a prisão dos assassinos do rapaz. Ele foi morto a tiros no dia 11 de dezembro de 2012 em frente à pizzaria da família, na CACHOEIRINHA, zona norte de SÃO PAULO. Segundo os manifestantes, nenhum suspeito foi apontado e o crime segue sem solução. O ato público aconteceu na Avenida PAULISTA, em frente ao vão livre do MASP. Os parentes do consultor comercial fizeram uma homenagem a ele, vestindo a camisa do CAPITÃO AMÉRICA, super-herói cultuado por KRETTLI. Também carregaram cartazes com dizeres como “Prisão para os Assasinos” e “A Impunidade Está Instalada na Garganta”, exibindo fotos da vítima e também usando fitas na boca.
Uma freira de 27 anos, da Ordem das Carmelitas de PIRACICABA, no interior de SÃO PAULO, foi vítima de abuso sexual nesta manhã e foi salva por dois moradores de rua. Um flanelinha atacou a religiosa que abria o portão do Mosteiro das Carmelitas, às 7:45 horas. O guardador de carros empurrou o portão, forçando a entrada na igreja e agarrou a freira à força. Dois moradores de rua viram a investida do flanelinha e correram no auxílio da freira. Armados com pedaços de pau, eles agrediram o flanelinha, que correu. Mais tarde, ele foi pego pela PM.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais de SANTOS impediram um julgamento do tribunal do crime na PRAIA GRANDE e prenderam quatro homens acusados de tráfico. Entre eles, o cadeirante MARCELO GARCIA, de 44 ano. Com os acusados, foram apreendidas duas pistolas, quase 60 mil reais, um quilo em jóias e um CHRYSLER, que pertencia ao empresário RICARDO VATANABE, de 42 anos, conhecido como japonês do Funk, morto em novembro do ano passado. A polícia investiga relação com a morte.  
Um policial civil de 46 anos foi baleado por dois suspeitos que tentaram roubar sua moto, uma YAMAHA XT azul, às 22:30 horas de ontem em CIDADE DUTRA, na zona sul da capital. Ele foi atingido por três disparos na cabeça, mãos e nádegas – socorrido, seu estado de saúde não foi revelado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o policial estava chegando em casa quando foi abordado por uma dupla de ladrões em uma moto, e reagiu. Ele tinha acabado de sair de um bar. Os bandidos só levaram a pistola calibre 45 da vítima.
D.L.S., de 30 anos, conhecido como “CAVEIRA”, foi preso ontem sob a acusação de matar o PM ANDRÉ PRES DE CARVALHO, de 40 anos, que atuava na ROTA e foi encontrado baleado dentro de seu carro. O crime ocorreu em 27 de setembro do ano passado. O suspeito foi detido na favela SÃO REMO, zona oeste da capital, e não reagiu. Ele seria um dos principais traficantes da favela.
O desempregado ADEINAEL DE SOUZA SILVA, de 23 anos, confessou hoje ter estrangulado JULIANA FIRMINO DA SILVA, de 5 anos, que desapareceu no sábado. O crime ocorreu na Ilha de PAQUETÁ (RJ). Policiais localizaram o corpo da criança em um matagal perto da casa de ADEINAEL. Vizinhos tentaram linchá-lo. A motivação do crime teria sido uma briga com o pai de JULIANA. O desempregado morava havia dois meses em PAQUETÁ. Ele veio de CAMPINA GRANDE (PB) e já teria sido preso por porte e tráfico de drogas.
O presidente do EQUADOR, RAFAEL CORREA, foi reeleito hoje em primeiro turno para um novo mandato de quatro anos. Na primeira entrevista coletiva após a vitória, ele prometeu como prioridade submeter um novo projeto de lei a Assembléia Nacional – onde deve manter ampla maioria – para regular e imprensa equatoriana. Desde que chegou ao poder, em 2007, CORREA mantém uma relação conflititiva com a mídia.
Após as tentativas fracassadas de deixar CUBA, a blogueira cubana e colunista do “ESTADO” YOANI SÁNCHEZ embarcou hoje de HAVANA para o BRASIL. Seu voo chegaria ao RECIFE nesta madrugada. YOANI, que passou sem incidentes pelo controle de emigração do aeroporto da capital cubana, é uma das primeiras dissidentes do regime castrista a se beneficiar da nova lei migratória que passou a vigorar neste ano. O BRASIL é a primeira escala de um giro que a opositora cubana pretende empreender por mais de dez nações, na AMÉRICA e na EUROPA, nos próximos meses. Sua agenda de compromissos começa na BAHIA, onde chega amanhã. Ela chega a SÃO PAULO na noite do dia 20, quarta-feira e participa de eventos na sede de O ESTADO no dia seguinte. “Levo comigo uma mensagem de esperança. Não sou ingênua, me dou conta dos problemas, mas creio no futuro e estou muito esperançosa pela pessoas”, afirmou YOANI a repórteres no Aeroporto Internacional JOSÉ MARTÍ, pouco antes de embarcar em HAVANA. Um dos símbolos da luta pela liberdade de expressão ao redor do mundo, YOANI, de 37 anos, despediu-se do filho adolescente, TEO, e do marido, o também dissidente REINALDO ESCOBAR, antes de passar pelo controle migratório.    
O filme ARGO, de BEN AFFLECK, conquistou mais um prêmio, na noite deste domingo (dia 17), ao vencer a categoria de melhor roteiro adaptado no prêmio do Sindicato dos Roteiristas dos ESTADOS UNIDOS (WGA). A premiação correu uma semana antes do OSCAR, ao qual ARGO concorre com sete indicações. O longa de BEN AFFLECK já venceu premi no GLOBO DE OURO, Sindicato dos Atores (SAG), Sindicato dos Produtores (PGA), Sindicato dos Diretores (DGA) e no britânico BAFTA. Na categoria roteiro original do prêmio do WGA, venceu A HORA MAIS ESCURA. Já entre os documentários, o ganhador foi SEARCHING FOR THE SUGAR MAN.

O ator britânico RICHARD BRIERS, conhecido por suas aparições no cinema e na televisão, morreu aos 79 anos. O agente do ator, CHRISTOPHER FARRAR, declarou que ele morreu em casa, em LONDRES, domingo, dia 17. BRIERS sofria de enfisema pulmonar, dignosticado há cerca de cinco anos. Ele já tinha parado de fumar havia dez anos quando recebeu o diagnóstico. Consagrado por sua participação na série THE GOOD LIFE, nos anos 1970, também se notabilizou por suas interpretações em obras de SHAKESPEARE. Participou da KENNETH BRANAGH´S RENAISSANCE THEATRE COMPANY e atuou em filmes como MUITO BARULHO POR NADA.      

2 014    :     -     SEGUNDA-FEIRA
DEUS O TENHA !!!!
Faleceu neste último domingo, 16, o desembargador aposentado do TJ/SP Álvaro Lazzarini. Ele tinha 77 anos e era pai do desembargador Alexandre Alves Lazzarini. O corpo do magistrado será velado até às 14h de hoje no Salão dos Passos Perdidos, 2º andar, do Palácio da Justiça (Praça da Sé, Centro, SP), de onde seguirá para o Cemitério do Morumby (rua Deputado Laércio Corte, 468, Morumbi, SP).
O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, lamentou a morte do desembargador. "A Advocacia bandeirante manifesta seu grande pesar pela morte do Desembargador Alvaro Lazzarini, que teve uma das mais brilhantes trajetórias pela Magistratura do Estado, além de ter sido um professor de Direto que formou gerações de operadores do Direito. Seu legado demonstra seu compromisso com o Direito e a Justiça".
Natural de Jundiaí/SP, Lazzarini formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas (Turma de 1962). Ingressou na magistratura três anos depois, nomeado como juiz substituto para a 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André.
Passou por várias comarcas até que em 1979 foi removido para o cargo de juiz substituto de 2º grau, pelo critério de merecimento. Em 1983 foi promovido a desembargador do TJ/SP e tornou-se integrante do Órgão Especial a partir de 1995. Foi eleito vice-presidente do TJ para o biênio 2000/01. À época, defendeu como ideal a divulgação dos trabalhos realizados no TJ/SP, a partir do maior contato entre o tribunal e a sociedade. "Quero valorizar os servidores e abrir as portas do tribunal para que as pessoas e a imprensa conheçam o Judiciário", assentou.
Em 2001 foi eleito juiz efetivo do TRE/SP, na classe desembargador, iniciando o primeiro biênio em fevereiro de 2002, quando acumulou os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Em 2004, elegeu-se presidente do TRE do Estado e aposentou-se em abril de 2006.
Também foi professor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e da Escola Paulista da Magistratura.
A morte do desembargador ÁLVARO LAZZARINI deixa-me pensativo sobre o valor de um ser humano. Dificilmente vamos encontrar alguém da capacidade e da seriedade do “tenente LAZZARINI”, uma pessoa íntegra, de princípios éticos e morais elevados. Ele dignificou sobremaneira a sua corporação. Deu aulas para várias gerações de oficiais e era muito benquisto por todos. Nunca vi ninguém o criticá-lo.
Prezados amigos
Que o passamento desse "gigante" que amou e honrou a sua PMESP, sirva de exemplo a todos os Policiais Militares do Estado de São Paulo e do Brasil, pois mesmo em outra carreira jamais se esqueceu de suas origens.  Honrou-a sobremaneira, além do que se poderia imaginar de um homem, culto, íntegro, honrado, inteligente e de invejável sucesso na sua carreira de magistrado e brilhante Desembargador da Justiça.
Os grandes homens deixam saudades e gravam no mármore as suas lembranças. Uma das frases desses vultos, é perfeitamente adequada ao nosso mestre Dr. Lazzarini:
"Quem ama não morre". E, temos plena certeza de que ele amava como poucos, a sua Instituição PMESP.
Eles também nos deixam profundas reflexões, que tocam o fundo da alma e ratificam as firmes posições que forjam o caráter das pessoas de bem:
"Foi-se o homem, fica o exemplo"
Nossos mais profundos sentimentos à família do nosso querido e já saudoso mestre Dr. Lazzarini, ao qual nas minhas orações, direi singelamente do fundo do meu coração:
"Prezado e querido Tenente Lazzarini,  MUITO OBRIGADO.  Que Deus o tenha na falange celestial do seu santo e glorioso Exército".
Com a tristeza da perda irreparável, mas com a alegria e o imenso privilégio de ter sido um dos seus alunos, despeço-me em respeitável Continência ao grande Mestre.
Galasso/75
Campinas 
Adeus caro amigo Desembargador Alvaro Lazzarini.
Saiba que foi um privilégio ser seu aluno, aprender com seus ensinamentos, com seu exemplo de vida e uma honra ter a sua amizade.
Descanse em paz e que Deus o abençoe... sempre!
Coronel Camilo.

No Salão dos Passos Perdidos acontece o velório. Centenas de autoridades passam pelo Tribunal de Justiça para a última despedida a ÁLVARO LAZZARINI. Ali encontro o poeta PAULO BOMFIM, o CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, autor de uma crônica soberba a respeito do mestre, CORONEL PM FLAMARION RUIZ, CORONEL PM FLAVIANO FURTADO, CORONEL PM ABEL e muitos outros.
Pouca coisa consigo fazer na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois tenho um compromisso de ir à Associação Comercial. Apenas o WILLIAM MASCARENHAS traz uma notícia do Comando Militar Sudeste. O GENERAL ADHEMAR não poderá receber o COLAR DO CENTENÁRIO (do IHGSP) em 6 de março, como estava marcado. Antecipa-se esse evento para 21 de fevereiro (Comemoração da TOMADA DE MONTE CASTELO). Mas, ao telefonar para o Instituto Histórico e Geográfico, a secretária PATRÍCIA me dá a desagradável notícia de que a Doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto, está internada, com pneumonia.
O advogado CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI pede para que eu assine uma nova procuração a fim de cuidar de minha defesa no processo criminal que respondo em ITAPIRA. Ele apenas estava me defendendo no cível, mas surgiu uma nova figura que até então era nos desconhecida. O certo é que temos uma audiência marcada para dia 20 de fevereiro, no fórum daquela cidade. Isso é algo muito desagradável. 
Vou participar da primeira reunião do ano do Conselho Cívico e Cultural. Acontece que EDIMARA DE LIMA não pode comparecer por problemas de doença em pessoa de sua família. FRANCISCO GIANNOCCARO dirige os trabalhos desta tarde. Estão conosco: FRANCES DE AZEVEDO, MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, JÁCOMO SPAMPINATO NETO, MIRIAN, MAJOR ARLIDO PÍCOLI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, VALDIR ABDALLAH, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, OSMAR, VILMA e RALSTON. A situação crítica pela qual atravessa o BRASIL vai preencher quase que todo o espaço da reunião. Fala-se muito em BLACKS BLOC, MST, corrupção e outras bandalheiras que enxovalham a nação. É algo muito lamentável, pois não vemos solução de imediato. Com isso, uma das prioridades que a reunião deveria dar, que é a comemoração dos 80 anos da Constituição de 1934, bem como o lançamento de um Edital de Concurso vão ficar para 10 de março. Perdemos muito tempo em tentar resolver o impossível e não há campo para se pensar no Movimento Constitucionalista de 1932, que no dizer do próprio Presidente da Associação Comercial seria a prioridade número 1.
Saio dessa reunião bastante amolado. Vejo que não iremos resolver muita coisa na Associação Comercial. Há certo temor das pessoas tomarem uma posição mais contundente nesse marasmo todo.
        
Uma série de acasos culminou na morte de SHIRLEI APARECIDA ANGELO MENDES, de 48 anos, neste domingo, no Terminal Rodoviário do TIETÊ. A mulher, junto com o marido, DIONÍSIO RODRIGUES MENDES, de 50 anos, acompanhava o embarque do filho FELIPE MENDES, de 25 anos, no ônibus com destino a CURITIBA, com saída programada para as 23 horas. O atraso para a entrada no ônibus na plataforma 29 para a capital paranaense levou a família a procurar um local mais vazio para esperar pela partida do coletivo. A escolha foi a plataforma 27 – reservada para o embarque de quem seguia para o RIO DE JANEIRO – que ainda estava vazia porque o ônibus sairia às 23:30 horas.
Eram 23:15 horas quando o motorista PAULO SÉRGIO DA SILVA, da VIAÇÃO ITAPEMIRIM, foi estacionar o coletivo para iniciar os procedimentos de recolhimento de passagens e embarque dos passageiros. Ao engatar a primeira marcha no ônibus em vez da ré, invadiu a plataforma e atropelou a família e outros três funcionários da VIAÇÃO ITAPEMIRIM.
PAULO SÉRGIO trabalhou na empresa de 2002 a 2004 e foi recontratado pela viação no ano passado. A ITAPEMIRIM não sabe dizer quanto tempo de experiência PAULO SÉRGIO tinha na direção do ônibus, mas garantiu que todos os seus motoristas somente são contratados após a comprovação de cinco anos de experiência. O motorista foi preso em flagrante e indiciado por homicídio e lesão corporal culposa. No final da tarde ele foi solto e vai responder em liberdade. SHIRLEI morreu no local.

Os 15 policiais militares que estão sendo julgados pela morte de oito detentos no terceiro andar da CASA DE DETENÇÃO DE SÃO PAULO, em 1992, vão ter seus destinos traçados por sete homens. O júri foi definido hoje à tarde, no primeiro dia do julgamento dos PMs. Ao todo, 111 internos foram assassinados no MASSACRE DO CARANDIRU. Todos os jurados passaram por avaliação médica. A medida, segundo o juiz RODRIGO TELLINI DE AGUIRRE CAMARGO, tem o objetivo de assegurar o estado de saúde de todos e evitar que o júri precise ser adiado ou desfeito, como ocorreu no primeiro bloco do caso, quando um jurado apresentou mal estar. Hoje começaram a ser ouvidas as testemunhas de acusação. O primeiro a ser ouvido foi o perito OSVALDO NEGRINI. Ele reforçou ao juiz que a maioria dos tiros foram dados de fora para dentro das celas com metralhadoras e pistolas. A previsão é ouvir amanhã as cinco testemunhas de defesa para, em seguida, iniciar os interrogatórios dos réus.

Dois dos três feridos no tiroteio uma igreja em GUARULHOS, domingo, tiveram alta. PEDRO FÉLIX DOS SANTOS, 34 anos, entrou no local e atirou contra a ex-mulher e mais quatro pessoas. A mulher e o namorado dela morreram. SANTOS está foragido.

Um policial militar foi baleado após uma suposta tentativa de roubo, na noite de domingo, na VILA SÒNIA, zona oeste. O soldado estava à paisana e de folga quando chegava à casa da namorada. Ele foi rendido por três homens.

O governador GERALDO ALCKMIN deu início, hoje, ao processo de compactação dos veículos depositados no Pátio SANTO AMARO da Secretaria da Segurança Pública na zona sul. No total, serão descontaminadas e destruídas 13,5 mil carcaças de veículos que estão apreendidas no local. Uma licitação foi aberta para destruir outros 32 mil veículos nos próximos meses. Baterias, pneus e catalisadores são retirados antes do procedimento e recebem uma destinação conforme as normas ambientais.

Denunciados pelo Ministério Público estadual, FÁBIO RAPOSO e CAIO DE SOUZA SILVA, indiciados por acender e lançar o rojão que provocou a morte do cinegrafista da BANDEIRANTES, SANTIAGO ANDRADE, no ultimo daí 6, serão julgados pela 3ª Vara do Tribunal do Júri. A dupla vai responder por homicídio qualificado (motivo torpe) e crime autônomo de explosão. A denúncia, assinada pela promotora VERA REGINA DE ALMEIDA, ressalta que os acusados atuaram em conjunto, dividindo tarefas, na execução do crime. A promotora sugere ainda a conversão das prisões temporárias dos acusados em prisões preventivas, corroborando pedido feito no inquérito da Polícia Civil. Caso o juiz MURILO KIELING aceito o pedido, CAIO e FÁBIO vão permanecer presos até o julgamento, que ainda não tem data marcada. JONAS TADEU, advogado de FÁBIO RAPOSO e CAIO SILVA DE SOUZA, informou estar aguardando o recebimento da denúncia para tomar as providências. A defesa pretende pedir a revogação da prisão da dupla.    

Um homem de 38 anos foi amarrado depois de tentar roubar uma residência em SIDROLÂNDIA, a 70 quilômetros de CAMPO GRANDE (MS). Ele foi detido pelo dono da casa, que estava no local com a esposa e a filha, de 18 anos. Conforme a delegada DÉBORA MAZZOLA, o suspeito invadiu o imóvel e, ao tentar sair com vários objetos, foi flagrado pelo proprietário quando já estava no portão. O ladrão foi amarrado em um poste da varanda da residência até a chegada da Polícia Militar.

O governo federal autorizou, hoje, o início das operações de aviação executiva no AEROVALE, empreendimento que está sendo construído em CAÇAPAVA. Com a autorização, a previsão é de que o aeroporto privado receba os primeiros voos no fim de maio e absorva parte do tráfego aéreo durante a COPA DO MUNDO. Para receber voos comerciais o empreendimento precisará de uma outra autorização, que ainda não tem data para ser concedida, segundo o governo.

O copiloto de um avião foi detido, hoje, após ter desviado o BOEING 767 da companhia ETHIOPIAN AIRLINES que fazia a rota entre ADIS ABEBA, capital da ETIÓPIA, e ROMA, na ITÁLIA. O homem, de 31 anos, disse que “se sentia ameaçado” e pediu asilo à SUÍÇA após o pouso em GENEBRA. Ele aproveitou o momento em que o comandante foi ao banheiro para se trancar na cabine. Em seguida, emitiu o código de seqüestro para a torre de controle de GENEBRA. O porta-voz da polícia de GENEBRA, JEAN-PHILLIPE BRAND, disse que a situação foi controlada logo após o pouso e nenhum dos cerca de 200 passageiros ficou ferido durante o incidente. O avião fez uma aterrissagem não programada na cidade suíça às 3 horas (horário de BRASÍLIA) e os passageiros deixaram o avião com as mãos levantadas. Eles embarcaram em um ônibus que estava esperando na beira da pista. Todos os pousos e decolagens programados em GENEBRA hoje de manhã foram desviados para outros aeroportos ou cancelados. Todos os passageiros e membros da tripulação estão em segurança. Segundo o jornal ‘LA TRIBUNE DE GENÈVE’ o avião foi desviado ao voar sobre o SUDÃO. Tecnicamente, o seqüestrador pode ser acusado de “tomada de reféns”, crime que pode resultar em uma condenação de até 20 anos de prisão.

Os onze detidos na quinta-feira por participar de protestos estudantis na VENEZUELA teriam passado por horas seguidas de espancamento comandado por oficiais da GUARDA NACIONAL, segundo a ONG FORO PENAL. Eles deixaram a sede do Destacamento de Segurança da Guarda Nacional com hematomas, feridas no couro cabeludo, cortes e feridas em quase todo o corpo.    

2 015    :     -    TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
Aproveitando a tranquilidade desses dias de carnaval, procuro organizar uma relação de autoridades que receberiam a Medalha DRÁUSIO, a mais nova honraria da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na data de seu lançamento, na noite do dia 23 de maio, na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo. Nessa noite comemoraremos o Dia da Juventude Constitucionalista do Município de São Paulo. Pela manhã, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 teremos a entrega da Medalha MMDC, um evento tradicional, que acontecerá defronte o  Obelisco do Ibirapuera, agora que foi reinaugurado. Antes disso teremos a homenagem ao CAPITÃO GINO STRUFFALDI, em 15 de março, cuja lista de entrega da Medalha MMDC já está quase que completa. Ainda nesta semana a MARINEI irá apresentá-la, para em seguida já começarmos a assinar os ofícios de outorga da honraria.

Foi identificado como EVERTON SOUZA SILVA, de 35 anos, o folião assassinado com uma facada na garganta durante o desfile do bloco TARADO NI VOCÊ, no sábado. A mãe de EVERTON reconheceu o corpo ontem no Instituto Médico Legal.
Segundo a SSP, a identificação foi confirmada pelo Instituto de Identificação RICARDO GUMBLETON DAUNT, da Polícia Civil, que comparou as digitais do cadáver com um banco de dados. Ainda segundo a secretaria, ele completaria 36 anos no próximo dia 24 de agosto.
A polícia ainda não tem pistas sobre o suspeito do crime. EVERTON foi esfaqueado por um desconhecido na esquina mais famosa de SÃO PAULO, das Avenidas SÃO JOÃO com a IPIRANGA, no Centro, por volta das 21:50 horas do sábado. Ele chegou a ser socorrido ao Pronto Socorro da SANTA CASA, mas não resistiu. Estava sem documentos, o que dificultou a identificação. O boletim informa que "a vítima recebeu um único golpe na região do pescoço, na carótida, por ferimento produzido por arma branca."

As chuvas que caíram nesta madrugada mataram uma pessoa em OSASCO, na região metropolitana, e deixaram outra ferida na VILA ITAIM, zona leste. No primeiro caso, uma árvore caiu sobre um carro, matando um passageiro de 21 anos. No segundo, um morador tentou salvar uma geladeira da inundação e levou uma descarga elétrica.
"Foi desespero ver a água subir. Quando ele foi abaixar para pegar os blocos, tinha um fio ligado", contou a bordadeira MARLI DE ALMEIDA, mãe da vítima, à TV GLOBO. O rapaz foi levado ao Hospital SANTA MARCELINA, no ITAIM PAULISTA. Seu estado de saúde não foi informado.
Além de VILA ITAIM, moradores do JARDIM ROMANO também sofreram com inundações e tiveram de sair de casa. Segundo o Centro de Gerenciamento e Emergências, o estado de alerta na região foi decretado às 23 horas de ontem e permaneceu até esta noite. No final da tarde, o órgão colocou toda a capital em estado de atenção.
O salão de festas e parte da rua de um condomínio em MOGI DAS CRUZES, na GRANDE SÃO PAULO, desabaram na noite de ontem. A construção, localizada na Rua GRAMADO, CONJUNTO DO BOSQUE, é nova e faz parte do programa MINHA CASA, MINHA VIDA. Como as chaves iriam ser entregues no dia 23 deste mês, ninguém estava no condomínio no dia do desabamento. A prefeitura da cidade interditou o local e uma vistoria na parte baixa do terreno precisa ser feita para saber as causas do deslizamento. Mas a instabilidade, possivelmente acentuada devido às chuvas, adiou o procedimento.
Apesar das notícias ruins para a região, a chuva ao menos elevou o nível da CANTAREIRA para 8,3%. Este foi o décimo-segundo aumento seguido nas represas mais atingidas pela crise hídrica.

Um casal foi preso em flagrante após ter abandonado a filha recém-nascida próximo a um restaurante, sobre sacos de lixo. O crime ocorreu na Rua SATUTTINO DE OLIVEIRA, no JARDIM SÃO LUIZ, ontem à noite. Segundo a SSP, a PM foi chamada após moradores da região terem cercado o casal. Eles haviam deixado a menina e saído rapidamente do local caminhando. Mas um comerciante viu a ação, pegou a criança, entregou a outra pessoa e foi atrás dos suspeitos. Ao notarem que estavam sendo seguidos, o homem e a mulher começaram a correr e quase foram linchados.
No 47º DP (CAPÃO REDONDO), os dois foram autuados por abandono de incapaz, pagaram fiança de oitocentos reais e vão responder em liberdade. A bebê foi entregue ao avô paterno.        

Carnaval na Vila Madalena deixa rastro de vandalismo
Vidros e janelas quebrados, paredes pichadas, jardins destruídos. As cenas descrevem um dos pontos mais badalados da festa de Carnaval na Vila Madalena, área nobre de São Paulo, após o confronto da noite passada entre vândalos e policiais militares. 
A confusão começou na esquina das ruas Fidalga e Aspicuelta – duas das vias que concentram maior número de bares – quando a PM, na dispersão dos foliões, teria sido recebida a garrafas de vidro lançadas por quem se recusara a deixar o local no horário-limite de folia estipulado pela prefeitura, 1h. No sábado passado, já havia sido registrada confusão semelhante por conta do desrespeito ao horário de dispersão.
A reportagem do Terra esteve no bairro nesta terça-feira e conversou com comerciantes, funcionários, moradores e ambulantes das imediações do confronto – que teve bombas de efeito moral lançadas pela PM, de um lado, em resposta a garrafas de vidro.
Entre os comerciantes e moradores entrevistados, a percepção mais comum é a de que o vandalismo aumentou no Carnaval deste ano, em comparação ao do ano passado - marco da retomada da festa de rua na cidade, e no bairro – e mesmo à Copa do Mundo de futebol.
“O que a gente viu foi mais bagunça que festa, e gente que vem de fora do bairro para beber”, disse o garçom Walmir Marques, 40 anos, que trabalha há 12 anos em um dos bares locais. Na confusão de ontem para dispersar os foliões, um dos vidros da porta do estabelecimento foi quebrado. Uma oficina ao lado teve quebrados o relógio de medição de energia e as paredes e vidros pichados. “Aumentou demais o vandalismo aqui em relação à Copa ou ao Carnaval passado, e, do jeito que vai, ano que vem vai ser ainda pior”, estima o manobrista Luís de Souza, 47 anos, que também trabalha na região.
Um comerciante que trabalha há seis anos no bairro – ele preferiu não se identificar – reclamou do que chamou de “falta de planejamento das autoridades” para atender a demanda de foliões atraídos ao bairro. “A prefeitura diz que a Vila é ponto cultural da cidade, mas isso se transformou mesmo é em ponto comercial. E não para os comerciantes formais, fique claro: você olha para os lados e está apinhado de ambulante concorrendo com quem paga impostos; é um absurdo”, se queixou.
"PM deveria ter agido com mais violência", diz morador
Morador do bairro, o economista Oswaldo Santos, de 70 anos, considerou a ação da PM para dispersar de madrugada os foliões “abaixo da expectativa” – mesmo que ele tenha saído ferido por uma bomba de efeito moral, relatou, quando saiu de casa para conferir “que barulheira era aquela”.
“A polícia agiu corretamente – talvez devesse ter agido até com mais violência ou prendido alguns, em vez de só dispersar com bombas. Não sou contra o Carnaval, sou contra os maus elementos. E antigamente o Carnaval era mais distinto a ponto de os maus elementos que vinham para cá, na folia, até se comportarem”, disse o aposentado, que salientou: “também não tenho nada contra a periferia, sou contra os bandidos que vêm aqui. E a Vila tem um nível diferente, né, os preços aqui são mais altos, mas paga-se por qualidade”, defendeu Santos, que durante anos foi puxador dos sambas da Camisa Verde e Branco, de São Paulo.
Também morador do bairro, e há 50 anos, o aposentado Carlos Alberto dos Santos, de 65 anos, lamentou “a coisa ter misturado tanto”. “Tentou-se criar na Vila Madalena o clima de Carnaval do Bixiga dos anos 70, mas as pessoas misturaram muito as coisas e o que deveria ser festa e ser bonito virou bagunça e algo praticamente sem limites. É preciso organizar melhor”, opinou.
Para ambulantes, confusão foi facilitada por apagão
Entre os ambulantes, alguns afirmaram à reportagem que a confusão da noite passada foi facilitada, em certa medida, por um apagão de quase duas horas no bairro, a partir das 21h. “Isso aqui tudo às escuras ficou praticamente uma terra de ninguém – só ficou mesmo quem estava a fim de bagunça, não as famílias”, relatou Alexandre dos Santos Martins, de 32 anos. Ele e a família vieram de Carapicuíba, na Grande SP, para vender bebidas alcoólicas nas ruas do bairro com licença municipal.
Licenciados – desde 31 de janeiro até 3 de março – para a venda de bebidas na rua, Arquimedes Andrade de Sá, 33 anos, e a mulher Júlia Russo, de 27, disse que as brigas acontecem por vezes antes mesmo da intervenção da PM.
“Tem comerciante que faz birra com folião e não o deixa entrar para usar o banheiro; isso volta e meia gera uns bate-bocas feios. Mas alguns donos de bar chamam a polícia ou o fiscal só de ver ambulante vendendo bebida aqui fora perto deles; tem que ficar a uma distância”, relatou. “Eles (comerciantes) reclamam dos ambulantes, mas cobram preços abusivos. Depois, não adianta reclamar que a gente tem algo a ver com as confusões entre quem não quer ir embora e a polícia – quem faz isso é vândalo, nem folião é, e vem mesmo para causar”, completou Júlia.


O jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO traz uma reportagem intitulada MORADA DO SAMBA E DOS TROFÉUS - Pela sétima vez consecutiva, MOCIDADE ALEGRE leva o prêmio de Melhor Escola do TROFÉU NOTA 10 e abocanha mais três estatuetas em FANTASIA, ALEGORIA e SAMBA-ENREDO. Pintou a tetracampeã?
Com o fim dos desfiles, não se fala outra coisa no ANHEMBI. Todos querem saber quem vai levar o Carnaval deste ano. Com grandes apresentações, os jurados vão ter a difícil missão de decidir quem será a campeã. E, nessa disputa, a MOCIDADE ALEGRE saiu na frente. Pela sétima vez consecutiva, a escola do bairro do LIMÃO faturou o Troféu Nota 10 de Melhor Escola, além de três quesitos: Fantasia, Alegoria e Samba-Enredo. O tradicional prêmio oferecido pelo DIÁRIO aos melhores do Carnaval chegou a 17ª edição em 2015.
"Não estou nem acreditando. Mudamos totalmente o foco do enredo e acabamos ganhando como Melhor Escola e os três melhores prêmios. Eu só tenho a agradecer", declarou SOLANGE BICHARA, presidente da Escola, que enalteceu o trabalho dos carnavalescos SIDNEI FRANÇA e MÁRCIO GONÇALVES: "O enredo biográfico foi uma aposta que acabou funcionando. A idéia foi do SIDNEI e a comissão de carnaval abraçou e deu certo".
SOLANGE também falou sobre o ritual de levar terços na mão esquerda e "cobrir" a entrada da passarela com arruda e moedas. A superstição funcionou.
"Na realidade, sou católica, por isso levo meus terços. Mas a escola é espírita, então respeito muito isso. A escola não é minha e tenho de seguir suas tradições e rituais necessários. Acho que todas as religiões levam a um único DEUS. Arruda e erva são bons para todos", explicou a presidente, que ganhou um presente especial do público: "Uma pessoa desesperada na grade pediu para me entregar um terço. Abri na hora e já coloquei no braço. A pessoa ficou radiante e eu muito feliz". E por falar em felicidade, SOLANGE contou como é o trabalho feito com a comunidade, que, na Avenida, era só animação do começo ao fim do desfile.
"Hoje a gente trabalha muito com motivacional. Uma das coisas que mais faço são as palestras. A gente procura motivar os componentes e pedir atenção redobrada. Mas eles são recíprocos ao que a escola precisa. O componente acredita na direção e na escola".
Logo depois do fim do desfile da MOCIDADE, comentários sobre a possibilidade de a escola disputar o Carnaval no RIO DE JANEIRO sugiram. "É uma pergunta que todo mundo está fazendo. Na realidade, eu ia achar o máximo. A energia de lá é fantástica, maravilhosa. O clima já ajuda, é calor, todo mundo muito contagiante, seria o máximo. Mas eu estou na minha escola, ainda tem muita coisa para fazer aqui. Estarei lá no desfile das campeãs", contou SOLANGE, que falou da boa relação com as agremiações cariocas. "Sempre sou muito bem recebida lá. Gosto da energia, da interação e da união que eles têm. Tenho um intercâmbio muito legal com o RIO e isso me fortalece. E, inclusive, eles vivem me perguntando: "Você está montando uma escola aqui?".
Antes de receber as estatuetas, ela já prepara um cantinho especial. "Falta muita coisa, mas iremos para um espaço novo".     

A escola de samba Vai-Vai venceu o carnaval 2015 em São Paulo. A taça foi conquistada com uma virada no quesito evolução, último da lista. Até a abertura dos quatro envelopes finais, a Mocidade Alegre liderava, mas terminou em segundo com 269,6 pontos. A campeã somou 269,9. Foram rebaixadas Mancha Verde, com 267,9 pontos, e Tom Maior, com 267,7. A Mancha Verde celebrou o centenário do Palmeiras. Já a Tom Maior defendeu o enredo "Adrenalina". Penúltima a entrar no Anhembi, a Vai-Vai fez um tributo à cantora Elis Regina, que completaria 70 anos em 2015. A vice Mocidade, fez uma homenagem à Marília Pêra. No Grupo de Acesso, Unidos do Peruche levou o título. Ela sobe para o Grupo Especial acompanha da Pérola Negra, vice-campeã. A escola de samba Tricolor Independente foi rebaixada.
A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, canta chamando o público no desfile da Vai Vai, que homenageia sua mãe (Foto: Flavio Moraes/G1)A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, canta chamando o público no desfile da Vai Vai, que homenageia sua mãe (Foto: Flavio Moraes/G1)
Confiança na virada O integrante da diretoria da escola, ex-intérprete e ex-presidente Thobias da Vai-Vai afirmou que confiava na virada. "Eu sabia que ia acontecer isso, no (quesito) evolução a gente ia tirar a diferença, eu acredito na comunidade", disse. "(O ano é) 2015 e esse é o título número 15. Elis Regina, não é por acaso. Os números não mentem jamais", disse. Eu sabia que ia acontecer isso, no (quesito) evolução a gente ia tirar a diferença, eu acredito na comunidade"
Thobias da Vai-Vai
Para ele, a "Pimentinha", como era conhecida Elis, está feliz. "A Pimentinha está feliz onde ela estiver", disse. Segundo Thobias, o vice da Mocidade, que competia para levar o tetra, faz bem ao carnaval. "Isso é sadio, é para mostrar pra todo mundo que não tem isso que a escola A ou B é melhor. É muito melhor quando uma escola vem e surpreende como a gente fez agora", disse.
Rainha da bateria da Vai-Vai, Camila Silva disse que o título foi uma resposta. "Falaram que nossos carros estavam no ferro. Aí está a resposta", disse. Ela também elogiou a escolha do enredo sobre Elis Regina. "Não vivi essa época, as a música dela ainda é atual. Elis é um mito", afirmou.
Classificação do carnaval 2015 (Foto: Arte/G1)
 

No ano passado a Vai Vai havia ficado no 9º lugar. O último título da maior campeã de São Paulo tinha sido conquistado em 2011 com o o enredo em homenagem ao maestro e ex-pianista João Carlos Martins. A apuração foi realizada no Sambódromo do Anhembi. Notas de quatro jurados para nove quesitos foram divulgadas. A menor nota em cada quesito foi descartada. A leitura dos quesitos seguiu a ordem: alegoria, samba-enredo, bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia e evolução.
Em caso de empate, o desempate seria feito pela ordem inversa da leitura dos quesitos. Ou seja, a nota de evolução seria a primeira a ser considerada no desempate. A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé começou a apuração dos votos com 1,1 ponto a menos. A escola completou seu desfile em uma hora e seis minutos, um minuto a mais do que o tempo regulamentar

A equipe de resgate da BW Offshore, operadora da plataforma Cidade de São Mateus, encontrou mais uma vítima fatal da explosão que, até então, havia provocado a morte de cinco petroleiros na última quarta-feira (11).
Agora, chega a seis o número de óbitos. O corpo está sendo transportado até Vitória (ES), onde, no Instituto Médico Legal (IML), deve ser reconhecido, segundo a assessoria de imprensa da BW Offshore.
Ainda permanecem as buscas por mais três desaparecidos desde a explosão. A operadora da plataforma informou ainda que cinco feridos permanecem hospitalizados, em situação estável de saúde. A BW ressalta que a plataforma permanece estabilizada, sem risco de afundamento. Um novo boletim sobre as buscas, condições das vítimas e reconhecimento do corpo deve ser liberado pela empresa até o fim do dia.
A explosão ocorreu na casa de bombas, na última quarta-feira (11), mas ainda não é conhecido o motivo do acidente. A Marinha informou recentemente que realizou uma inspeção na embarcação em 2014, mas não encontrou nenhuma irregularidade que pudesse justificar o ocorrido.

Segundo favorito no Aberto do Rio, David Ferrer estreou com vitória no torneio, após derrotar Daniel Gimeno-Traver. O espanhol derrotou o compatriota por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-3, em 1h29.
Embora seja o 9º colocado do ranking mundial, Ferrer teve um primeiro set um pouco complicado contra o adversário, apenas o 99º da lista. No primeiro set, Gimeno-Traver alcançou nove break points, mas Ferrer conseguiu salvar oito deles; por outro lado, o cabeça de chave número 2 do torneio foi mais eficiente: chegou a dois break points e aproveitou ambos.
No segundo set, a partida continuou disputada com quebras de ambos os lados, mas Ferrer voltou a ser mais eficiente do que Gimeno-Traver, que cometeu vários erros, e conseguiu fechar a vitória.

A Indonésia adiou a execução de prisioneiros, inclusive do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, prevista para este mês, alegando que a prisão onde as sentenças de morte seriam cumpridas não está pronta.
Rodrigo, de 42 anos, está preso desde julho de 2004, após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte no ano seguinte.
O porta-voz do procurador-geral da Indonésia, Tony Spontana, disse à BBC que "está quase certo" que as execuções não serão realizadas neste mês, mas não anunciou quando elas irão ocorrer. As penas de morte por fuzilamento são realizadas na ilha de Nusakambangan e, segundo ele, os preparativos se atrasaram.
A família de Rodrigo, no entanto, tenta impedir que ele seja executado, solicitando a transferência do brasileiro para um hospital psiquiátrico, após um médico do governo indonésio tê-lo diagnosticado com esquizofrenia.
A família espera que o diretor do presídio onde Rodrigo é mantido assine o laudo médico na quarta-feira. O documento, então, deverá ser enviado ao procurador-geral da Indonésia, que poderá solicitar a transferência do brasileiro para umk hospital, disse à BBC Brasil Angelita Muxfeldt, prima de Rodrigo, que está na Indonésia.
Este é o último recurso para evitar a morte de Rodrigo, já que seus dois pedidos de clemência foram negados e, segundo a família, a lei indonésia proíbe a morte de um prisioneiro que não esteja em plenas condições mentais. Na Indonésia, a execução é por fuzilamento.
"A pressão está fazendo efeito", disse ela, por telefone. "Ele realmente está doente e precisa de tratamento, não estamos inventando".
A mãe de Rodrigo, Clarisse Gularte, esteve com ele na prisão nesta terça-feira. Segundo Angelita, Rodrigo teve "conversas desconexas e falava nada com nada".
"O mundo dele é outro, a realidade dele é outra. Não adianta falar (com ele). Ele não acredita em nada", disse ela.
No mês passado, outro brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia - o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos - foi executado com outros cinco prisioneiros, apesar do pedido por clemência feito pela presidente Dilma Rousseff.
O presidente indonésio, Joko Widodo, se elegeu no ano passado após prometer rigor no combate ao crime e que negaria pedidos de clemência. O governo tem defendido o direito de usar a pena de morte para enfrentar o que chama de situação de emergência causada pelo tráfico de drogas.
O adiamento também beneficia outros prisioneiros, inclusive dois australianos - Myuran Sukumaran e Andrew Chan - condenados à morte em 2006 por liderar um grupo de tráfico de drogas conhecido como "Os Nove de Bali". Eles são mantidos em Bali e ainda têm que ser transferidos para Nusakambangan.
Mais cedo, o procurador-geral H.M. Prasetyo disse que a transferência dos australianos havia sido adiada para que eles pudessem passar mais tempo com seus familiares.
* Colaborou Alice Budisatrijo, da BBC em Jacarta

Onze pessoas morreram na tarde de hoje (17) num novo atentado suicida perto de Biu, no Nordeste da Nigéria, cinco dias depois de um ataque semelhante. O atentado foi cometido por três homens que seguiam num riquixá (carroça de duas rodas puxada por uma pessoa), por volta das 13h (10h em Brasília), na aldeia de Yamarkumi, a 4 quilômetros de Biu, no estado de Borno. Segundo testemunhas, os três homens se explodiram e mataram 11 pessoas, membros de milícias de autodefesa e crianças que vendiam mercadorias na rua. Um segundo riquixá fugiu, mas foi perseguido por soldados e milicianos. O hospital central de Biu registrou a chegada de 14 corpos, incluindo os dos três terroristas. O atentado ocorreu depois de um outro ataque suicida ocorrido na quinta-feira (12) num mercado superlotado em Biu. Uma jovem explodiu-se, matando 11 pessoas. No domingo (15), 16 pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas quando uma mulher-bomba detonou explosivos num terminal de ônibus em Damaturu. O grupo extremista armado Boko Haram tentou várias vezes apoderar-se de Biu, a 180 quilômetros da capital do estado de Borno, Maiduguri. O grupo sempre foi repelido pelo exército e pelas milícias de autodefesa.

Pelo menos 15 pessoas morreram eletrocutadas por um cabo de alta-tensão e 40 ficaram feridas quando participavam de um desfile de carnaval em Porto Príncipe, no Haiti. "Até agora, contamos 15 mortos. As nossas equipes continuam a recolher dados nos centros de saúde", disse o médico Claude Suréna, responsável pela operação de socorro nas festas do carnaval em Porto Príncipe. A situação, descrita como "um infeliz acidente, seguido de choque elétrico", ocorreu durante a passagem de um carro alegórico, segundo comunicado do ministro das Comunicações, Rotchild François, que apontava inicialmente pelo menos dez mortos e 40 feridos. O acidente ocorreu durante a madrugada de hoje (17), na capital do Haiti, em um trem elétrico que transportava um grupo de rap muito popular no país, o Barikad Crew sur le Champ de Mars.

2 016     :      -      QUARTA-FEIRA
Face os problemas caseiros, não poderei ir a CURITIBA nesta data. Amanhã haverá uma solenidade programada pela ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DA LAPA. Tudo estava planejado para a viagem, de avião, até CURITIBA, nesta quarta-feira. Mas o pré-infarto e as consequências da doença na pessoa da LUCINDA fazem com que tenha de me abdicar de algumas solenidades.
Em razão dessa situação, passo uma mensagem para o MARIANO, nesta manhã. 
Estimado MARIANO
Infelizmente não posso deixar a MARECHALA sozinha. Ela me pediu para não viajar e, carente, percebo que ela precisa urgentemente de meu apoio. Deverá ir a um especialista ainda hoje.
Isso abala profundamente a gente. O MMDC sofre com isso. Deixo de comparecer a algumas solenidades, bem mais perto, visto o problema caseiro.
Leve a mensagem de que espero que a solenidade seja coroada de sucesso. Aguardo os resultados.

Telefona-me o SARGENTO TARCÍSIO. Haverá um evento na Câmara Municipal amanhã, com entrega de medalhas. Há diplomas do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32" para serem assinados. Ele os levará amanhã à tarde no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Os demais contatos já foram feitos.
Diz ele que também fez contatos com o novo Secretário da Educação, desembargador JOSÉ ROBERTO NALINI, no sentido de que criar o Núcleo MMDC - CAETANO DE CAMPOS. Também manteve diálogo com a CBC e a OAB-SP nesse sentido. Concordo com ele, apesar de estar muito pessimista nesta manhã.
                                                      
Uma decisão do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) suspendeu os depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, ao Ministério Público de São Paulo, que estavam previstos para esta quarta-feira (17).
O ex-presidente e sua mulher, Marisa Leticia, foram intimados a depor sobre a situação do tríplex no condomínio Solaris, em Guarujá (SP), e sobre suspeitas de irregularidades na transferência do condomínio da cooperativa Bancoop para a OAS.
Conselheiro Valter Shuenquener de Araújo acatou requerimento de Paulo Teixeira que alegou ter recebido dinheiro da Engevix por engano. Porém nos bastidores se fala que Valter é muito chegado do Wadih ex-OAB hoje deputado para atacar a Lava Jato depois de manobra do PT.

Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 871882- 2 Felipe Neri Vani - 35º BPM/M - Itaquaquecetuba/SP (TLTS e FRCTS DP-0427/16 - Pr. 6.880.717/16).
FELIPE NERI VANI nasceu em 26 de maio de 1970. Entrou para a PMESP em 2 de fevereiro de 1987. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1992. Apenas tenho a data de sua promoção a 2º TENENTE em 24 de maio de 1993.
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 852028-3 Claudio Perpétuo Candido - 13º GB - São José do Rio Preto/SP (TLTS e FRCTS DP-0426/16 - Pr. 6.880.258/16).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel Med PM 888264-9 Boris Gerson Napchan - C Med - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-0441/16 - Pr. 6.884.420/16).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 862809-2 Reynaldo Vannucci Neto - 16º BPM/I - Fernandópolis/SP (TLTS e FRCTS DP-0438/16 - Pr. 6.855.809/16).

Por volta das 13 horas, MARINEI CHALUB passa pela minha casa, a fim de me levar ao Obelisco do IBIRAPUERA. Desde ontem, por problemas na copa do Monumento Mausoléu, determinei que ela trabalhe pela manhã em sua casa, uma vez que não há conduções de almoçar no Obelisco.
MARINEI está precupadíssima com o registro das Atas da Assembléia Geral Eleitoral, de 30 de abril e da posse dos eleitos para os cargos de presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Todo esse atraso está no problema da mudança de endereço da Sociedade, cujo Estatuto não pode ser alterado, até agora, porque o Presidente do Conselho Deliberativo não deixou realizar a Assembléia Geral marcada para 30 de abril, sob alegação que não havia quorum suficiente de associados para isso.
Vamos até o Cartório nesta tarde e lá ficou esclarecido que o problema de quorum não impediria do registro do Estatuto constando a alteração da mudança de endereço, sendo que isso é um assunto interno da Sociedade. A Ata da Posse contém erro e precisa ser refeita. Saindo do Cartório, vamos para GUARULHOS. Novamente há ameaça de novo temporal em São Paulo. No caminho, entro em contato, via celular, com o CORONEL PM MENDES e com o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, pois eles devem rubricar a página da Ata da Posse que será substituída. Prometem passar amanhã pelo MMDC, à tarde. Estou contrariado com essa situação. Vê-se, claramente, que poderia ter sido realizada aquela Assembléia Geral marcada para o dia 30 de abril. Os problemas estão no próprio seio da Sociedade.
CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, anuncia reunião para o dia 25 de fevereiro. Quer que se realize a reunião do Conselho Superior ainda em fevereiro, conforme manda o Estatuto. Marco essa reunião para o dia 29 de fevereiro. Tudo isso é feito através internet.   

Somente hoje é que a PAULISERV encaminha os currículos dos homenageados com a MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL. A honraria foi entregue no dia 7 de dezembro, em sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo, por propositura do Deputado Estadual CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO. Naquela noite, os homenageados com a honraria compareceram e os diplomas não foram feitos pelo NÚCLEO MMDC-LESTE. Para não estragar o evento, autorizei a entrega da Medalha, uma vez que o Núcleo pertence à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A demora na entrega dos currículos é culpa da PAULISERV, que os encaminha somente agora, pela internet.
A mensagem da PAULISERV segue para o CAPITÃO PM NATANAEL, Presidente do Núcleo, a quem cabe providenciar a confecção dos diplomas.

Boa tarde Cel Ventura e Sra Marinei                              
Conforme solicitação, estamos enviando em anexo a Planilha dos Homenageados da Medalha Esplendor de São Miguel e os Curriculos correspondentes, para que os Diplomas possam ser confeccionados.
Desde já muito obrigado
Atenciosamente,
Estimado NATANAEL
Seguem os currículos para a feitura dos respectivos diplomas.
No ano passado, na Assembléia Legislativa, os homenageados compareceram e para não estragar a festa do CORONEL PM CAMILO, proponente da Sessão Solene, e também para não criar embaraço aos recipiendários, AUTORIZEI a entrega da Medalha ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL.
Quaisquer outras implicações, mantenha contato com a PAULISERV.
Mantenha-me informado, uma vez que vários dos nomes constantes da lista da PAULISERV já reclamaram o seu diploma. Somente agora é que a PAULISERV está remetendo os currículos.
PREZADA ANA
Somente hoje é que chegam os currículos e estou encaminhando diretamente para o CAPITÃO PM NATANAEL confeccionar os respectivos diplomas.
Solicito fazer quaisquer cobranças diretamente ao CAPITÃO PM NATANAEL,
Presidente do NÚCLEO MMDC-LESTE e responsável pela confecção dos ditos diplomas, uma vez que a MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL pertence a esse Núcleo. 

MARINEI
Os currículos estão sendo encaminhados agora para o CAPITÃO PM NATANAEL.
A demora na remessa é culpa da PAULISERV que somente hoje encaminhou os mesmos.
Qualquer outra demanda deverá ser dirigida diretamente ao NÚCLEO MMDC-LESTE.
A entrega da MEDALHA ESPLENDOR DE SÃO MIGUEL, na sessão solene havida na Assembléia Legislativa, cujo proponente foi o CORONEL PM CAMILO, foi determinada por mim, face as contingências do momento: os homenageados presentes foram convidados para serem agraciados com dita medalha.

Brasília - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou em decisão liminar (provisória) o pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para suspender o processo no Conselho de Ética até o julgamento pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do recurso contra o trâmite do processo disciplinar que corre contra ele no conselho.
Os advogados do peemedebista entraram com um mandado de segurança na Corte com alegação de que há cerceamento de defesa do parlamentar. Além do pedido para conceder efeito suspensivo ao recurso da CCJ, os advogados do peemedebista pediam novo prazo para defesa e a desconsideração dos aditamentos feitos ao processo.
Barroso amparou a negativa ao pedido de Cunha em três pontos. De acordo com o ministro, a peça protocolada não aponta qual o ato do presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), o peemedebista deseja questionar perante a Justiça.
"Simplesmente não há comprovação de que a autoridade impetrada tenha cerceado a defesa do impetrante ou admitido novas acusações como 'aditamentos' alegadamente indevidos", escreveu o ministro.
Além disso, Barroso avaliou que não há nenhum indicativo de que a CCJ não irá analisar o recurso proposto por Cunha em tempo razoável. Por fim, o ministro sustenta que conferir efeito suspensivo, conforme pedido pelo peemedebista, a um recurso que não possui esse atributo é uma "medida excepcional".
"Não verifico, no caso, circunstância premente que autorize a atribuição excepcional de efeito suspensivo a recurso que - como afirma o próprio impetrante - não é dele dotado. A medida representaria uma interferência do Supremo Tribunal Federal no âmbito do Legislativo, sem uma demonstração cabal de situação de ilegalidade ou de urgência", escreveu Barroso na decisão.
As comissões da Câmara estão paralisadas, por decisão de Cunha, à espera do julgamento dos embargos de declaração pelo STF sobre o rito de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O recurso na CCJ, portanto, aguarda a retomada dos trabalhos das comissões.
Na CCJ, o presidente da Câmara argumenta que deveria ter sido notificado a apresentar defesa prévia, num prazo de dez dias úteis, logo após a saída do relator antigo do processo disciplinar, Fausto Pinato (PRB-SP), e consequente substituição pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO).

A pretexto de socorrer Lula, o deputado federal petista Paulo Teixeira (SP) obteve a suspensão do depoimento que o ex-presidente e sua mulher Marisa Letícia prestariam nesta quarta-feira ao Ministério Público de São Paulo sobre o célebre tríplex do Guarujá. Juridicamente, foi um feito. Politicamente, um desastre.
Lula sempre foi visto pelos devotos que o seguem como um mito. Ao fugir dos questionamentos do promotor Cassio Conserino, a quem acusa de perseguição, portou-se como alguém que descobriu que também está sujeito à condição humana. Potencializou, de resto, a impressão de que não dispõe de uma defesa consistente.
Na fase em que ainda tocava trombone sob o telhado de vidro, Lula se comportava como um homem que lambe o dedo depois de enfiá-lo num favo de mel. Visitou o tríplex ciceroneado por Léo Pinheiro, o dono da OAS. E foge das abelhas desde que o imóvel foi pendurado nas manchetes com elevador privativo, cozinha de luxo e aparência de escândalo.
Lula costumava cavalgar sua autoconfiança com desenvoltura desconcertante. Abalroado por investigações em série, seu desembaraço deu lugar a um silêncio que diz muito sobre sua dificuldade de colocar em pé defesas consistentes. O velho chavão —“eu não sabia”— perdeu a serventia. E o silêncio não é o melhor substituto. Quanto mais Lula demora a se explicar, mais carbonizada fica sua imagem.

A Polícia Civil de CONCHAS, a 210 quilômetros da capital, está à procura de um rapaz de 26 anos suspeito de matar a facadas sua ex-namorada, a comerciante SHIRLEI LUCIANO SILVA, 23, em frente à casa dela. Conforme relatou a mãe da vítima, a jovem estava grávida de três meses.
De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de segunda-feira e, hoje, os investigadores ainda buscavam pistas do suspeito, cujo nome não foi divulgado. Ele fugiu em uma moto após o assassinato, segundo relatou uma vizinha da mulher às autoridades.
"Nós ouvimos a mãe nessa semana. Para confirmar se realmente a jovem estava grávida, solicitei um exame necroscópico no IML. Se comprovar, oa autor, além de homicídio qualificado por motivo fútil e feminicídio, também vai responder por aborto provocado por terceiros", afirmou ao portal G1 o delegado NELSON BURIN NETO.
A testemunha contou às autoridades ter ouvido gritos de socorro de SHIRLEI e, ao sair de casa, flagrou o ex-companheiro da vítima esfaqueando a jovem na região do tórax. Em seguida ele fugiu.
Segundo BURIN NETO, a mãe relatou ainda que o casal estava separado e a vítima morava sozinha com dois filhos, sendo um deles do suspeito. "Os dois brigavam muito e o relacionamento era bastante conturbado", contou o delegado.
No dia do crime, o autor foi até a casa da ex e os dois começaram uma discussão. Depois, ele a arrastou até a porta da residência dela. O rapaz não aceitava ao fim da relação com a comerciante.
A jovem morreu antes de o socorro chegar. Ela foi enterrada na segunda-feira no Cemitério Municipal de CONCHAS.

A Polícia Civil prendeu nesta manhã, RODRIGO ARAÚJO SANTOS, de 20 anos, acusado de ter participado do assassinato do PM ANDRÉ ALVES RIBEIRO. A prisão ocorreu em CAMPINAS, no interior. Outros cinco suspeitos já tinham sido detidos. O PM foi morto no dia 2 de janeiro, quando jantava com a família em uma pizzaria da VILA NOVA CACHOEIRINHA. O policial estava à paisana, mas sua identidade teria sido descoberta quando a quadrilha assaltava clientes do restaurante e, por isso, acabou baleado.

O estádio ficou às escuras no início do jogo e o CORINTHIANS teve uma atuação apagada até o fim do segundo tempo. Porém, aos 45 minutos, um gol contra iluminou a estreia do TIMÃO na LIBERTADORES. Hoje, no CHILE, em pleno Deserto do ATACAMA, a 2.400 metros acima do nível do mar, o ALVINEGRO bateu o COBRESAL por 1 a 0, em EL SALVADOR.
Assim como o CORINTHIANS, o ATLÉTICO MINEIRO foi outro brasileiro a estrear com o pé direito na COPA LIBERTADORES - e também fora de casa. Hoje, na cidade de AREQUIPA, no PERU, o GALO derrotou o MELGAR, de virada, por 2 a 1, com gols de RAFAEL CARIOCA e PATRIC.
A pompa do soberano ficou no passado. Aos poucos, o SÃO PAULO se torna um especialista em colecionar fiascos. Hoje, foi dia de colocar mais um na sua nada nobre coleção. Diante de sua torcida, no PACAEMBU, pela primeira rodada da fase de grupos da COPA LIBERTADORES, o TRICOLOR perdeu para o THE STRONGEST, da BOLÍVIA, por 1 a 0.

Carente de um grande nome no tênis desde a aposentadoria de GUSTAVO KUERTEN, em 2008, a torcida brasileira ganhou hoje um novo candidato ao status de xodó nacional no esporte.
O até então desconhecido THIAGO MONTEIRO, de apenas 21 anos, derrotu por 2 sets a 1, ninguém menos do que JO-WILFIRED TSONGA, o melhor tenista da FRANÇA e o nono melhor do mundo, na primeira rodada do RIO OPEN, e levantou o público presente na quadra.
Em seu primeiro torneio de ATP da carreira, o cearense, número 338 do mundo, já fez história. Debaixo de um sol de mais de 33 graus, o brasileiro, ciente da exposição ao jogar contra TSONGA, errou pouco e deu pouquíssimas chances ao ilustre adversário. Acostumado à alta temperatura, venceu com parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.
Amanhã, a nova sensação do tênis brasileiro tenta, novamente, fazer história. Em partida agendada para iniciar às 11 horas, THIAGO MONTEIRO enfrenta o uruguaio PABLO CUEVAS (45º), valendo uma vaga nas quartas de final do torneio.   

Um clima de guerra se instalou hoje em frente ao Fórum da BARRA FUNDA onde o ex-presidente LULA era esperado para prestar depoimento sobre supostas ligações com o tríplex reformado pela construtora OAS, no GUARUJÁ, litoral sul de SÃO PAULO.
Dois grupos - um empunhando bandeiras do PT e outro com as cores do BRASIL - entraram em conflito, enquanto LULA e sua mulher, MARISA LETÍCIA, sequer compareceram para dar explicações à Justiça. O casal foi beneficiado por uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público, que suspendeu a audiência, e passou a manhã na sede do Instituto LULA.
No final da manhã, os ânimos se acirraram e a Polícia Militar teve que intervir com uso de cassetete e bomba de gás para conter os manifestantes, que trocaram insultos, socos e arremesso de objetos. A discussão começou quando um grupo pró-LULA ultrapassou uma barreira imposta por policiais para furar o "pixuleco", um boneco inflável do ex-presidente usando roupa de presidiário cuja presença já virou tradição em manifestações.
Em pronunciamento, os promotores que investigam o caso disseram hoje que o CNMP foi induzido ao erro ao conceder liminar ao pedido do deputado PAULO TEIXEIRA. Os promotores se referiram ao ex-presidente LULA e demais investigados no inquérito como "pessoas que se consideram acima da lei".
Os promotores CÁSSIO CONSERINO, JOSÉ CARLOS BLAT, JOSÉ REINALDO CARNEIRO e FERNANDO HENRIQUE ARAÚJO não concederam entrevista, mas afirmaram no documento que vão recorrer da decisão.
"Os promotores de Justiça condutores da presente investigação criminal levarão tais informações e documentos ao CNMP, a fim de obter urgente revisão e reversão da decisão proferida", disseram.
Em clara referência ao ex-presidente LULA, o promotor disse que serão apurados "os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei. Algo que não se pode ser subtraído da honesta população brasileira".
Em sua defesa, os promotores disseram que a investigação foi autorizada pela Justiça em junho de 2015 e que o procedimento respeita "o regramento do próprio CNMP"

A agência de classificação de risco STANDARD & POOR´S rebaixou a nota do BRASIL novamente, afastando o país mais ainda do "selo de bom pagador". A entidade norte-americana passou a nota de crédito da dívida do país de "BB +" para "BB" com perspectiva negativa. Assim o país continua em grau especulativo. O novo patamar, dois abaixo do grau de investimento, enquadra o BRASIL na mesma situação de países como BOLÍVIA, PARAGUAI e GUATEMALA.

Por uma diferença de apenas sete votos, o deputado LEONARDO PICCIANI foi reeleito líder do PMDB na Câmara. Foram 37 votos para o deputado do RIO e 30 para HUGO MOTTA, além de dois em branco. O resultado é uma vitória do governo, que apostou todas as suas fichas em PICCIANI, cujo cargo permitirá indicar todos os parlamentares da legenda que farão parte da comissão avaliadora do processo de impeachment da presidente DILMA ROUSSEFF.


O deputado MARCOS ROGÉRIO leu, no Conselho de Ética, seu relatório pela admissibilidade do processo de cassação contra o presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, e um pedido de vistas adiou mais uma vez a decisão. A solicitação foi feita pelo deputado WELLINGTON ROBERTO, um dos aliados de CUNHA. O deputado ZÉ GERALDO aderiu ao pedido para que a vista fosse conjunta. Assim, o Conselho poderá retomar o caso a partir da próxima terça-feira.    

Nenhum comentário: