terça-feira, 8 de março de 2016

7 DE MARÇO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA

D I A    S E T E      D E       M A R Ç O        D E       2 016     –   SEGUNDA-FEIRA.
79 anos, dois meses e 9 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 242º DO ANO 66º - MÊS 8º
57 anos e 275 dias na PMESP
57 anos e 26 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 443 dias – 493 228 horas.
52 anos e 182 dias como ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 358 dias no Posto de Coronel – 335 meses e 24 dias
10 280 dias - 24 anos e 84 dias na reserva
4 anos e 243 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 829-259 972                        10 280-246 696                               10 545-252 228.
DIA DE SANTA FELICIDADE. Foi martirizada em 7 de março de 203. Trabalhava como escrava quando foi presa, durante perseguição determinada pelo imperador SEVERO. Quando foi condenada a morrer, estava grávida de oito meses. Sua filha nasceu no cárcere, três dias antes de ser morta. No dia se sua morte, SANTA FELICIDADE foi jogada numa arena junto com uma vaca furiosa, que a atacou. Depois, foi decapitada em praça pública.

DIA DO FUZILEIRO NAVAL

O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (CFN) é uma unidade da Marinha do Brasil que se encontra presente em todo o território nacional, quer ao longo do litoral, quer nas regiões ribeirinhas da AMAZÔNIA e do PANTANAL, atuando em tempo de paz e no auxílio a populações carentes através de ações cívico-sociais desenvolvidas regionalmente pelos Distritos Navais. Sua origem está ligada à chegada da FAMÍLIA REAL DO BRASIL em 1808 e em 7 de março comemora-se o DIA DO FUZILEIRO NAVAL, que ao longo do tempo participou de importantes momentos da história do BRASIL.

1955 a. com a morte de ANTONINO PIO, de quem era sucessor, MARCO AURÉLIO (121-180) se torna imperador romano em 7 de março de 161. Filósofo adepto do estoicismo, protegeu os órfãos e pobres enquanto esteve no poder (161-180), mas também promoveu perseguições aos cristãos. MARCO AURÉLIO enfrentou ainda os bárbaros que ameaçavam as fronteiras do império, sendo o último dos cinco bons imperadores.
742 a. morre TOMÁS DE AQUINO, santo, teólogo e filósofo italiano, em 7 de março de 1274.
237 a. nasce NICÉFORO NIEPCE, químico francês, inventor da fotografia junto com DAGUERRE, em 7 de março de 1779.
237 a. primeiro sorteio de loteria realizado no CHILE, organizado pelo médico JUAN JOSEPH DE CONCHA, em 7 de março de 1779.
231 a. nasce ALESSANDRO MANZONI, poeta italiano, em 7 de março de 1785.
223 a. Convenção Nacional francesa declara guerra à ESPANHA, em 7 de março de 1793.
206 a. nasce VENÂNCIO JOSÉ LISBOA no RIO DE JANEIRO em 7 de março de 1810. Faleceu no RIO, em 24 de maio de 1880. Magistrado. Formado em Direito pela Universidade de PARIS– FRANÇA, em 1830. Juiz de órfãos da Corte. Presidente da Província de SÃO PAULO (1838/39). Presidente da  Província do MARANHÃO (1842/43). Deputado geral (federal) (MA – 1843/44), (RJ – 1850/52 e em 1854/55). Deputado provincial (estadual) pelo RIO DE JANEIRO em duas legislaturas. Juiz de Direito nas Províncias do MATO GROSSO, MINAS GERAIS e no RIO, como titular da 2ª Vara Civil. No governo de SÃO PAULO, suas maiores preocupações foram às obras públicas,  saúde e a educação, tendo proposto a criação de uma escola normal para  formar professores e o envio de jovens à EUROPA para que aprendessem os métodos de ensino. Agraciado pelo IMPERADOR D. PEDRO II, como DIGNITÁRIO DA ORDEM DA ROSA e COMENDADOR DA ORDEM DE CRISTO.
193 a. DOM JOÃO VI, do BRASIL, promulga um decreto que anuncia o retorno da corte A PORTUGAL e a transmissão do trono brasileiro ao seu filho DOM PEDRO, em 7 de março de 1821.
167 a. JOSÉ HILÁRIO LÓPEZ, candidato radical, é nomeado presidente do governo da COLÔMBIA em 7 de março de 1849.
141 a. nasce MAURICE JOSEPH RAVEL, compositor e pianista francês, em 7 de março de 1875.
140 a. norte-americano ALEXANDER GRAHAM BELL registra a patente de sua invenção: o telefone, em 7 de março de 1876.
118 a. assassinato do presidente da GUATEMALA, JOSÉ MARIA REINA BARRIOS, em 7 de março de 1898. 
113 a. nasce THOMAZ MARINHO DE ALBUQUERQUE ANDRADE, natural de FORTALEZA, no dia 7 de março de 1903 e falece no dia 29 de junho de 1981, em SÃO PAULO. Aluno de artilharia, participou da Revolução de 1922. Por esse motivo, foi excluído da Escola Militar do REALENGO. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade do RIO DE JANEIRO, turma de 1925. Participou da construção da adutora de RIO CLARO. Trabalhou em mais de uma centena de obras de engenharia de grande porte, incluindo terraplanagens, barragens, viadutos, túneis, pontes, estradas, edifícios, habitações populares, bairro residencial da Escola Militar de Rezende, armazéns do IBC, em Apucarana, viadutos e prédios em Brasília. Foi considerado o pioneiro da terraplanagem mecanizada, ao construir – em 11 meses – os 93 km da estrada ORLÂNDIA-IGARAPAVA para o governo do dr. ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, em 1936, com maquinaria importada dos EUA. O engenheiro THOMAZ MARINHO foi ainda considerado o pioneiro absoluto, no BRASIL, no emprego de estruturas de concreto protendido, na construção de pontes. À época de seu falecimento, em 1981, era presidente da COMPANHIA DE TECIDOS E FIAÇÃO ERNESTO DEOCLECIANO, de SOBRAL. A biblioteca da Universidade do VALE  DO  ACARAÚ leva seu nome. Em 2001 foi-lhe conferida “post mortem” a medalha DOM JOSÉ DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL. 
108 a. nasce ANNA MAGNANI, atriz italiana, em 7 de março de 1908.
Anna Magnani, a loba de Roma
por Luiz Zanin, Seção: Atualidades s 09:26:12.
Há uma pequena seqüência de Roma, de Fellini, quando o diretor, ele próprio, bate numa casa e uma senhora atende. Em seguida, ela diz, na cara de Fellini, que não tem confiança nele e manda-o ir dormir. Quem é a mulher? A grande Anna Magnani, em sua penúltima aparição no cinema. O filme é de 1972. No ano seguinte, ela morreria, tendo realizado apenas mais um trabalho, para a televisão. Este ano se comemoram os 100 anos de La Magnani, que encarnou, como nenhuma outra atriz, o espírito da sua cidade, onde ela nasceu e morreu.
Por isso, não existe filme mais associado ao seu nome do que Roma - Cidade Aberta, marco zero do neo-realismo italiano, dirigido por Roberto Rossellini. Há um dado interessante sobre esse filme. O neo-realismo ficou conhecido como o movimento cinematográfico que levava as produções às ruas e filmava com gente desconhecida, atores não-profissionais. Isso é apenas parcialmente verdade, já que a própria Magnani era uma atriz conhecida quando trabalhou nesse filme do pós-guerra.
Acontece que Anna tinha mesmo a cara do povo e podia interpretar, melhor do que qualquer desconhecida, aquela mulher comum das ruas de Roma, que era pedida por uma produção que falava da resistência aos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Uma das cenas que protagoniza é de antologia, uma das mais conhecidas do cinema italiano, quando tenta acompanhar o carro que leva seu marido, preso pelos alemães, e é abatida pelas costas por um dos nazistas.
Anna tinha mesmo essa cara de povo. Por isso pôde ser, com tanta naturalidade, a protagonista de Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini. O papel é de uma prostituta que precisa largar a profissão para ter a guarda do filho, um garoto problemático. Duvido que alguém já tenha visto esse filme sem se comover com o esforço da mulher para agradar ao filho estróina e consumista. Magnani está inesquecível e, por seu rosto forte, passam as emoções contraditórias e básicas, o medo, a alegria, a raiva, a devoção. Todo o instrumental do sentimento humano está lá, nessa fábula dura e ao mesmo tempo terna de Pasolini sobre a pobreza italiana nos primeiros anos depois da guerra.
Magnani trabalhou com os grandes nomes do cinema italiano e, nessa lista, não poderia faltar o de Luchino Visconti, que a dirigiu em Belíssima. Aqui ela é Madalena Cecconi que tem o sonho de tornar a filha pequena uma estrela do cinema. O filme é de 1951 e faz uma espécie de alerta sobre a nascente indústria do entretenimento e sua voracidade. Há uma dualidade entre o desejo da mãe de ter uma filha famosa e a consciência do custo da celebridade. Enfim, esse culto à fama é tão antigo quanto o cinema, mas há um momento em que a consciência do seu preço fica evidente para os envolvidos. É disso que fala Belíssima.
Anna Magnani trabalhou também com um mito francês como Jean Renoir, em A Carruagem de Ouro, homenagem do diretor à Commedia dell'Arte. A atriz faz parte de uma trupe de comediantes que viaja a uma colônia espanhola nas Américas. Anna, que faz vibrar tão bem os registros dramático e trágico, mostra-se também à vontade para exercitar sua veia cômica. O filme é delicioso, naquela chave da leveza com senso de profundidade, típica de Renoir.
A mostra apresenta alguns outros títulos de menor circulação hoje em dia como Assunta Spina (1948), de Mario Mattoli, L'Onorevole Angelina (1947), de Luigi Zampa, e Abasso la Ricchezza (1946), de Gennaro Righelli. São diretores cujos nomes não ficaram tão marcados na história do cinema mundial quanto os de Rossellini, Visconti e Pasolini. Mas que dirigiram com sabedoria a grande atriz nos papéis em que ela se sentia melhor. Seja como Angelina, que incentiva um saque em tempo de fome, ou como a vendedora de frutas que enriquece no mercado negro, Anna estava sempre à vontade quando encarnava a mulher das ruas da Itália.
Serviço
Anna Magnani, 100 Anos (2008). Hoje, 16 h, Mamma Roma (1962), de Píer Paolo Pasolini; 18 h, Nós, As Mulheres (1953), vários diretores; 20 h, Belíssima (1951), de Luchino Visconti. Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto (110 lug.). R. Vergueiro, 1.000, 3383-3402. Grátis (ingressos 1 h antes). Até 2/3
105 a. (LONDRES) O DAILY CHRONICLE publica em 7 de março de 1911 um despacho de SÃO FRANCISCO, CALIFÓRNIA, noticiando que o aviador CURTISS construiu um aeroplano capaz de desenvolver cem milhas por hora, a fim de disputar a taça GORDEN-BEUNETT.
104 a. (BELO HORIZONTE) Foram destruídas pelo incêndio 2 estabelecimentos, situados na principal rua da cidade. Na mesma rua o edifício do Grande Hotel fora pelo fogo reduzido a um montão de ruínas. É que a cidade continua sem um corpo de bombeiros. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 7 de março de 1912).
101 a. nasce JACQUES CHABAN DELMAS, político francês, em 7 de março de 1915.
84 a. da posse de PEDRO DE TOLEDO como interventor do Estado de SÃO PAULO, nomeado pelo ditador GETÚLIO VARGAS, substituindo o CORONEL MANOEL RABELO. Foi em 7 de março de 1932. PEDRO DE TOLEDO, porém, estava proibido de nomear seus secretários. Os mesmos eram indicados pelo Governo Federal. Além disso, a Ditadura nomeou homens de sua inteira confiança para os cargos de: Secretário da Segurança Pública (GENERAL MIGUEL COSTA, da Força Pública); Comandante da 2ª Região Militar (GENERAL GÓIS MONTEIRO) e Chefe de Polícia (CORONEL CORDEIRO DE FARIA). Assim, a administração PEDRO DE TOLEDO achava-se de pés e mãos amarradas às conveniências ditatoriais. Procurou o dr PEDRO DE TOLEDO agir com prudência nos entendimentos políticos, administrativos havidos entre o Estado e a Ditadura. Entretanto, nenhuma harmonia foi possível obter ante as imposições impertinentes do Governo GETÚLIO VARGAS.  No dia 14 de maio de 1932, GETÚLIO baixou o Decreto número 21.402, fixando data para as eleições à Constituinte. No dia 22 de maio chega a SÃO PAULO o Ministro OSWALDO ARANHA trazendo a incumbência de proceder a substituição de PEDRO DE TOLEDO por outro governante que inspirasse mais confiança à Ditadura. Tal fato fez recrudescer na Capital as manifestações de desagrado. Ninguém dormiu nessa noite. O dia 23 amanheceu agitado. Correrias e gritos de – ABAIXO A DITADURA – QUEREMOS A CONSTITUIÇÃO – VIVA A LEGALIDADE – VIVA SÃO PAULO – VIVA O BRASIL, registravam-se em todos os cantos da cidade. No centro, uma casa de armas é assaltada e os jornais “A RAZÃO” e “CORREIO DA TARDE” por serem favoráveis à Ditadura foram sumariamente depredados (empastelados).
Por volta das 17:30 horas desse dia registra-se o mais grave e doloroso episódio da época pré-revolucionária. Na PRAÇA DA REPÚBLICA, um grupo mais exaltado pretendeu tomar de assalto a sede do PARTIDO POPULAR PAULISTA, ex-LEGIÃO REVOLUCIONÁRIA, reduto ditatorial, situado na confluência da referida praça com a Rua BARÃO DE ITAPETININGA. Houve tiroteio. Findo o qual achavam-se caídos no chão onze corpos: EUCLYDES BUENO MIRAGAIA, MÁRIO MARTINS DE ALMEIDA, DRÁUSIO MARCONDES DE SOUZA, ANTÔNIO A. CAMARGO, cujos nomes deram origem a sigla MMDC. O serventuário de Justiça, ORLANDO VIEIRA ALVARENGA veio a falecer em 12 de agosto de 1932, data em que se comemora o “DIA DO ALVARENGA”, por força do Decreto. Os demais feridos tornaram-se os heróis anônimos do episódio, pois deles não se tem mais notícias. Esses acontecimentos se constituíram na centelha que ateou fogo ao rastilho que fez explodir o 9 de Julho de 1932, a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA. 
82 a. Nasce o CORONEL PM Ref ÉDSON LARA DE ALBUQUERQUE em 7 de março de 1933.
80 a. tropas alemãs de HITLER ocupam a zona desmilitarizada da ROMÊNIA em 7 de março de 1936.
72 a. morre MIGUEL ANDRÉS CAMINO, poeta argentino, em 7 de março de 1944.
71 a. do episódio da PONTE LUDENDORF, em REMAGGEN, ALEMANHA OCIDENTAL - na SEGUNDA GRANDE GUERRA, as Tropas Americanas conseguiram atravessar essa ponte, em 7 de março de 1945.
     a. de dona HELOÍSA, esposa de nosso colega da ESCOLA DE OFICIAIS, Cel PM Ref AMÉRICO VICTOR SALVATO.
52 a. das anotações feitas em 7 de março de 1964 (sábado). ANO 14º - MÊS 8º - DIA 242º - 5 anos e 276 dias na FORÇA PÚBLICA – 183 dias como ASPIRANTE – 170 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES escalou-me para representar o BG na FESTA DA ESPADA, a ter lugar no CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO nesta manhã.
Às 9 horas encontrava-me já no CFA, onde diversos Comandantes de Unidades e Chefes de Serviço se faziam presentes. Encontro-me com os ASPIRANTES ALBINO CARLOS PAZELLI, do 1º B P “TOBIAS DE AGUIAR”, UBIRAJARA GUIMARÃES, do Regimento “9 DE JULHO” e JOSÉ CARLOS BORINI SOARES, do BATALHÃO DE GUARDAS.
DOUTOR ADEMAR PEREIRA DE BARROS, Governador do Estado, GENERAL AMAURY KRUEL, Comandante do II EXÉRCITO abrilhantaram com suas presenças a FESTA DA ESPADA.
Formam-se ASPIRANTES 3 cadetes de SANTA CATARINA: JOÃO LÁZARO BRAGA – UNIVALDO CORRÊA e CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO GOMES e 24 cadetes da FPESP – JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA PIRES – OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO – OSÍRIS SÉRGIO CORRADI FORTE – MILTON CARDOSO FERREIRA DE SOUSA – HENRIQUE TRAJANO DA SILVA – LUÍS GONZAGA DE OLIVEIRA – JOACI PAULINO DOS SANTOS – AMAURI DE ARAÚJO – ALTINO GIANESINI – ARSONVAL VALÉRIO SBRISSA – HERMES COUTINHO TORRES – JÚLIO BONO NETO – JOÃO ROSA DE OLIVEIRA 0 JURANDIR ROQUE CARLOS BITTENCOURT – UBIRATAN GUIMARÃES – EDUARDO ASSUMPÇÃO – LUÍS FÁBIO GUIMARÃES DA FONSECA – LUÍS ANTÔNIO HARDT – JORGE RAIMUNDO DA SILVA – JOSÉ CLÁUDIO SILVA CARVALHO – MÁRIO DE CARVALHO DIAS – JOSÉ FÁBIO RICCIARDELLI – FREDERICO PASCHOAL FRONTEROTTA e LUÍS HERMÍNIO VITIELLO.
Momentos culminantes da FESTA DA ESPADA foram: Entrega dos Espadins - Recebimento das Espadas 0 Juramento dos novos Aspirantes – Oração proferida pelo Governador do Estado – Desfile da tropa – Despedida da Escola de Oficiais aos novos aspirantes, com o orador BELOTTI fazendo um discurso comovente. Tudo isso fez-me lembrar do que há seis meses atrás aconteceu comigo, quando fui declarado Aspirante. No CFA converso com o MAJOR Ref ANTÔNIO MENDES e depois de dar os cumprimentos a diversos aspirantes que se formaram hoje, deixo o Centro, chegando em casa às 11 horas.
Neste sábado vou à casa de TIA IRENE e TIO EDUARDO, na FAZENDINHA. Não os encontro no lar e vou saber, por intermédio de dona MARISHA, que foram passar alguns dias em SANTOS, em companhia de TIA ANTONIETA. Devem retornar somente no dia 15. Tomo um ônibus e vou até SANTANA visitar TIA CATARINA e TIO GERALDO, na Rua CONSELHEIRO SARAIVA, 501. Passo a noite nessa casa, converso com meus tios e com meus primos: MAURO, LAURO e JOSÉ. MAURO se fazia acompanhar de sua esposa dona VALI e ainda se encontrava no lar de meus tios a ELVIRA, filha de TIO RENATO VENTURA, que está sendo criada por eles. Entre os assuntos tratados, vimos aquele da famosa herança de meu avô FONSECA, que está enguiçada ainda, com muitas desavenças na família.
Deixo a casa de meus tios às 23:30 horas. Está chuviscando muito quando desço do ônibus, na ÁGUA FRIA. Mesmo assim venho para meu lar. Encerro o sábado que em seu bojo deu-me muita coisa interessante.          
51 a. dos acontecimentos em 7 de março de 1965 (domingo). ANO 15º - MÊS 8º - DIA 241º - 6 anos e 276 dias na FORÇA PÚBLICA - 288 dias como 2º TENENTE - 535 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha cidade vive um de seus dias mais movimentados, tendo em vista o pleito municipal para a escolha do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores que comporão o Executivo e Legislativo para o próximo quatriênio. Conheceremos nas urnas o nome do candidato que irá substituir o CAPITÃO PEDRO ESPIRIDIÃO HOFFER (do Exército) na Prefeitura poaense.
Assim é que levanto às 6:30 horas, rumando para a estação ROOSEVELT, a fim de embarcar no trem das 8:10 horas. Durante a viagem leio um jornal que traz notícias esportivas: em CAMPINAS o futebol vai pegar fogo - hoje sairá o novo time que será o caçula da DIVISÃO ESPECIAL - PONTE PRETA ou PORTUGUESA SANTISTA retornará à divisão maior depois de muita luta na 1ª Divisão. Em SÃO PAULO prosseguirá o RIO-SÃO PAULO com o jogo que promete ser sensacional: tricolores e alvi-negros estarão se degladiando no PACAEMBU logo mais à tarde.
POÁ me recebe com muita gente nas ruas. Parece que todo o povo poaense está a postos para a votação do novo prefeito. Dois são os canditados: JOSE LOURENÇO MARQUES DA SILVA e DOUTOR GUIDO GUIDA. Ambos já foram prefeitos em POÁ e o povo os conhece muito bem. Qual deles será o novo prefeito? Desta feita a coisa está bem difícil de ser profetizada.
Converso com inúmeros elementos candidatos a vereador: MIGUEL COUTO COMITRE, J.T. MARTINS, Professor BERTHOLDO KLINGER, INÁCIO PADOAN e outros. Todos procuram os últimos votos do eleitorado. Há, inclusive ataques pessoais, coisa que sempre surge nos últimos momentos. Com os policiais de POÁ vou passar boa parte da manhã, principalmente no Posto Policial, com o 3º SARGENTO NELSON RIZZO e as praças EXPEDITO, ALCIDES, NEVES, CALLEGARI, JOSÉ DOS SANTOS, JOÃO DOS SANTOS, JOÃO GONÇALVES, ELSIO, VALLE, enfim todos os soldados do Destacamento estão nas ruas por causa do pleito municipal em pleno desenvolvimento durante as horas matinais.
Os soldados ALCIDES e EXPEDITO estão para fazer o curso de motorista no STM e parece que o Comandante da 1ª Companhia Independente não está querendo que eles vão para SÃO PAULO por falta de praças na sede e destacamentos. Nestas condições, talvez vá a MOGI DAS CRUZES com esses dois soldados para conversarmos com o CAPITÃO MONTEIRO, Comandante da 1ª Companhia.
Chego em casa de meus pais quando são quase 12 horas. O assunto do momento é as eleições e meus pais também tecem diversos comentários sobre a coqueluche da cidade. Eleições em POÁ é um assunto importante, importantíssimo mesmo, e durante muito tempo serve como lenitivo para as notícias poaenses, sempre pobre em motivos.
Mais tarde, depois das 15 horas, deixo o lar de meus pais e vou procurar os soldados EXPEDITO e ALCIDES no Posto Policial. A ideia minha é ir até MOGI DAS CRUZES resolver o caso deles com o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO. Somente o EXPEDITO pode ir comigo a MOGI, pois o ALCIDES está de serviço.
Emprestamos o jeep do Senhor DUARTE e vamos a MOGI. Faz muito tempo que não vou a esta cidade onde estudei e cheguei até a morar.
O EXPEDITO leva-me até a casa do TENENTE LUÍS DE CASTRO, na Avenida, e ali converso com esse oficial que foi meu colega na Escola de Oficiais e o qual não via há muito tempo. Passados uns quinze minutos eis que o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, Comandante da 1ª Companhia Independente, chega à casa do TENENTE CASTRO.
O CAPITÃO MONTEIRO está para visitar os municípios de SUZANO e POÁ, onde se realizam as eleições para prefeito. Passo a viajar com o CAPITÃO MONTEIRO, sendo que o EXPEDITO retorna a POÁ.
Depois de muita insistência por minha parte, o CAPITÃO MONTEIRO concorda em mandar um dos soldados (EXPEDITO ou ALCIDES) para o Serviço de Transportes e Manutenção, a fim de fazer o curso de motoristas. Quer ele que eu venha para MOGI DAS CRUZES, transferido e fará mesmo pressão para conseguir isso, na Chefia do Estado Maior. Julgo, no entanto, ser difícil isto porque sou secretário do Batalhão, em vias de assumir a Chefia da FIF.
Passamos por SUZANO, onde tudo corre normalmente e, em POÁ, não teremos a mesma sorte. Um dos representantes do Juiz, Senhor COUTINHO, vem a nós e diz que um elemento, candidato a vereador, está criando dificuldades na faixa eleitoral e precisamos tomar as medidas concernentes. Trata-se do INSPETOR MARCELO, da GUARDA CIVIL, a quem o CAPITÃO MONTEIRO se dirige com bons modos, procurando contornar a situação.
O INSPETOR MARCELO não aceita a sugestão de sair da faixa eleitoral e o CAPITÃO MONTEIRO vai conduzi-lo à presença do Juiz DOURADOR, em SUZANO, às forças.
O fato causa grande repercussão em POÁ e agita toda a cidade. Temos grande trabalho para restabelecer a ordem.
Acontece que um guarda-civil telefona para SÃO PAULO dizendo que o "INSPETOR MARCELO está sendo massacrado por soldados da FORÇA PÚBLICA". Isso faz com que dois caminhões cheios de guardas-civis, armados de metralhadoras cheguem em POÁ, quarenta minutos após o incidente, dirigindo-se a SUZANO.
Pego todas as praças do Destacamento local e dirijo para SUZANO. Ali temos verdadeira praça de guerra. O CAPITÃO MONTEIRO, ajudado pelo TENENTE NOGUEIRA, impede que o INSPETOR MARCELO seja retirado do Posto Policial, enquanto que os guardas-civis aguardam afastados.
CAPITÃO MONTEIRO telefona para o Quartel General e eis que o Comando Geral da Força Pública é avisado do caso. O Secretário da Segurança Pública determina que os dois Comandantes se dirijam a SUZANO.
Assim é que o Excelentíssimo GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES e o CAPITÃO ARMANDO FIGUEIREDO, Comandante da Guarda Civil, chegam em SUZANO às 21 horas. Momentos antes também chega o Delegado Regional.
Após o estudo da situação fica determinado que o Contingente da Guarda Civil abandone o local e que o INSPETOR MARCELO seja autuado em flagrante por infligir as leis eleitorais, desacatando e resistindo às ordens de prisão.
O Comandante Geral determina a mim telefonar ao Quartel General e avisar o oficial de Permanência, CAPITÃO ROMEO, que a situação estava normal.
Após cumprir tais ordens, deixo SUZANO, retornando para POÁ.
Vou deixar a cidade, após conversar com muitas pessoas, juntamente com o CABO OLEGÁRIO, que foi meu aluno em 1957. Embarcamos no trem das 23:49 horas. Tarde vou chegar em meu lar, principalmente porque tenho de andar grande parte do caminho a pé. Não há mais ônibus diretamente para VILA AURORA, onde moro.      
50 a. dos acontecimentos de 7 de março de 1966 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 8º - DIA 240º - 7 anos e 276 dias na FORÇA PÚBLICA - 653 dias como 2º TENENTE - 900 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Choveu a noite toda e esta manhã é melancólica, chuvosa. A rua de minha casa está uma calamidade. Apesar de tudo, deixo o lar às 8:30 horas, rumando para o quartel. Encontro-me ainda de férias, mas tenho alguns negócios para serem resolvidos.
Leio, durante a demorada viagem de ônibus, o jornal NOTÍCIAS POPULARES. Em letras garrafais, na primeira página, vamos encontrar: SÃO PAULO INUNDADA - enchentes provocam tragédias nos quatro cantos da cidade. "Foi um domingo terrível o de ontem. Como de há muito não se vê em SÃO PAULO. Domingo sem feira, sem cinema, sem futebol, sem nada. Só televisão. Porque o resto foi inundação, enchente, alagamento. Nenhum bairro escapou da fúria das águas.
Começou a chover de madrugada. Pela manhã a  coisa apertou. Mas foi às 9 horas que caiu o tremendo pé d´água que durou mais de duas horas. Aí todos os rios e córregos subiram.
Na página 10 do mesmo jornal vamos encontrar: - Maior chuva dos últimos 24 anos castiga SÃO PAULO. "Com a chuva que vem caindo desde a madrugada de sábado, a zona do Mercado, como acontece sempre, ficou inundada no trecho entre a Ladeira GENERAL CARNEIRO até a Rua CARLOS DE SOUZA NAZARÉH. Na Rua 25 DE MARÇO os estabelecimentos comerciais foram arrombados e tiveram seus estoques saqueados. Foi solicitado policiamento especial à Guarda Civil, que mandou um pelotão ao local, a fim de proteger as casas comerciais ameaçadas. A água atingiu um metro de altura, provocando a paralisação do trânsito naquela área.
Os comerciantes estabelecidos no bairro do CANINDÉ, bares e restaurantes, cerraram suas portas desde a madrugada de ontem. Os prejuízos são de monta, pois grande foi o número de casas invadidas pela água. As ruas CANINDÉ, CARNOT, CONSELHEIRO DANTAS, ITAQUI, PEDRO VICENTE, JOÃO TEODORO e adjacências se transformaram numa autêntica VENEZA.
As ruas SÃO CAETANO, JOÃO JACINTO, Avenida CRUZEIRO DO SUL também sofreram com as enchentes. Parece que a cidade de SÃO PAULO inteira ficou submersa, pois poucos foram os bairros que não chegaram a ser atingidos. A várzea do GLICÉRIO e ALTO DA MÓOCA, a situação é idêntica. A água invadindo residências e casas comerciais, levando o terror aos seus moradores, pois o perigo ronda em todos os instantes.
O PARQUE D. PEDRO II está submerso. As águas atingindo parte da Avenida RANGEL PESTANA, tornou o local intransitável, porque o canal do TAMANDUATEÍ transbordou, como geralmente acontece quando as chuvas caem com maior intensidade.
Até às 17 horas de ontem, o Corpo de Bombeiros já havia atendido a mais de 500 telefonemas, partindo de todas as partes da cidade, inclusive de SANTO ANDRÉ e municípios limítrofes. Os bombeiros, até aquela hora, haviam atendido cinquenta pedidos de socorro, com dez guarnições trabalhando nos casos de maior urgência. Nunca os bombeiros trabalharam tanto em tão pouco tempo.
SÃO PAULO há 24 anos que não registra queda pluviométrica tão intensa como a de agora. Chove desde a madrugada de sábado e, segundo os boletins metereológicos, a chuva deverá prosseguir.
O jogo CORINTHIANS x PALMEIRAS foi adiado. No sábado, à tarde, jogaram SÃO PAULO e BOTAFOGO. O time carioca triunfou por 2 a 1. Ontem, no RIO, houve um empate de 1 a 1 entre SANTOS e FLAMENGO.
A classificação do RIO-SÃO PAULO é a seguinte: 1º lugar - VASCO DA GAMA, com zero ponto perdido; 2º - CORINTHIANS, com 2 pontos perdidos; 3º - FLAMENGO e SANTOS, com 3 pontos perdidos; 4º - BOTAFOGO, BANGU, PALMEIRAS e SÃO PAULO, com 4 pontos perdidos; 5º - FLUMINENSE, com 6 pontos perdidos; 6º - PORTUGUESA DE DESPORTOS, com 8 pontos perdidos.
O trânsito está horrível. Os ônibus não circulam pela Rua SÃO CAETANO e é usada a RUA JORGE MIRANDA para o escoamento dos carros. Perto do Ambulatório da CRUZ AZUL pode-se ver que o CANINDÉ é um verdadeiro mar. A Escola de Educação Física não pode funcionar, está toda alagada.
O BG está fornecendo soldados para ajudar os bombeiros e os elementos do trânsito. A situação é calamitosa.
No BATALHÃO DE GUARDAS, espero que o CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS venha receber seus proventos. Preciso conversar com o mesmo. Acontece que algo aconteceu que impossibilitou a sua vinda.
Permaneço no BG até mais de meio-dia. Converso com os CAPITÃES MÁRIO FERREIRA, IRAHYBA DE PAULA ROSA, SALGADO e TENENTES PORT, TODAY, OMAR, CLAUDOVINO e HUGO CLIVATI.
O CAPITÃO BENTO continua me amolando acerca de dinheiro. Quer que lhe empreste qualquer soma, mas sua fama é por demais conhecida.
Com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN retorno à VILA AURORA. A chuva não pára de cair.
Almoço e descanso. São 16 horas quando recebo a visita do 2º SARGENTO ADVINO RONCONI. Esse graduado quer ser classificado na 2ª Companhia Independente e vem conversar comigo acerca disso.
Logo mais estou embarcando novamente e agora vou ao Quartel General resolver esse caso do SARGENTO RONCONI.
Na Chefia do Estado Maior converso com o SARGENTO JUAREZ FIRMIANO e o RONCONI já está classificado na 2ª Companhia Independente de GUARULHOS. No Quartel General encontro o 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA, com Oficial de Dia. (Esse tenente foi meu colega no BG e atualmente pertence ao Serviço de Fundos).
Rumo para o BG. Encontro a Unidade às escuras. Falta luz e gás no quartel. O ASPIRANTE SANTOS, Oficial de Dia, está atrapalhado com os lampeões ALADIM.
Não posso dar aula. Deixo o BG com o CABO JOSÉ MIGUEL PAYÃO, meu aluno. Todos os quartéis sediados na LUZ estão às escuras. A LUZ está sem luz.  A Avenida TIRADENTES é um caos. Há confusão de gente e de veículos. É um problema tomar o ônibus. São mais de 20 horas quando embarco no VILA ALBERTINA.
Em casa, assisto televisão - canal 7, com a festa da entrega do Prêmio ROQUETTE PINTO melhores de 1965. ELIS REGINA, ROBERTO CARLOS, AGNALDO RAYOL, ELISETE CARDOSO, ZIMBO TRIO, ARI TOLEDO, JAIR RODRIGUES, RENATO CORTE REAL, MOACIR FRANCO, SILVIO SANTOS, SÉRGIO CARDOSO, JUCA DE OLIVEIRA, REGINA DUARTE, RONALD GOLIAS, ZILDA CARDOSO, NEIDE ALEXANDRE, são alguns que recebem o cobiçado prêmio.
Filme do ano - O FUGITIVO.
Programa - O FINO DA BOSSA.
Novela - O DIREITO DE NASCER.     
48 a. da palestra proferida pelo COMANDANTE GERAL, CORONEL EB ANTÔNIO FERREIRA MARQUES, no Salão de Conferências da Escola de Polícia, Rua SÃO JOAQUIM 580, LIBERDADE, abordando o seguinte tema: “A FORÇA PÚBLICA COMO ELEMENTO DE MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA E DA SEGURANÇA INTERNA”, em 7 de março de 1968.
39 a. falece NEWTON DUARTE (BIG BOY), em 7 de março de 1977, de infarto, sozinho, em um hotel na cidade de São Paulo. Nasceu no dia 1º de junho de 1943.
37 a. Falece a pianista GUIOMAR NOVAES, em 7 de março de 1979. Outras anotações nessa data: nesta quarta-feira o CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, Cmt do CPChq, conversa com seus oficiais no início do expediente: MAJOR PM CARLOS DE CARVALHO, CAPITÃO PM GABRIEL, TENENTES PM MATA e FILIPE.
Reunião no CPC dos Chefes de Seção de Apoio Administrativo: MAJOR PM BONFIM (CPA/M-1), TENENTE PM ALCÂNTARA (CPA/M-2), CAPITÃO PM GERVÁSIO (CPA/M-3), MAJOR PM QUEIROGA (CPA/M-4), CAPITÃO PM FLORISVALDO (CPA/M-5), CAPITÃO PM LINO (CPA/M-7), CAPITÃO PM OLEGÁRIO (1º BPGd), MAJOR PM ZAILTON (CPTran). O MAJOR PM OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, do CPC, preside essa reunião.
No CPChq assumo a Chefia do Estado Maior face a reapresentação do MAJOR PM CARLOS DE CARVALHO ao 3º BPChq.
Apresenta-se no CPChq o 1º TENENTE PM ZANELATO.
No 1º BPChq despede-se o CAPITÃO PM MILTON FERREIRA DE SOUZA, transferido para o 3º BPChq e CAPITÃO PM CHIARI (passará adido à CASA MILITAR – será o Ajudante de Ordens do Vice-governador). O MAJOR NIOMAR faz as despedidas.
Morre o genitor do CORONEL Méd PM MAURO e também se reza a missa de seu sogro.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, meu enteado, traz ao meu conhecimento um negócio absurdo de troca do volks 74 por um volks 65.
Em casa estou lendo “RESSURREIÇÃO” de MACHADO DE ASSIS.
Acontece hoje o encontro de JOSÉ SARNEY e ULYSSES GUIMARÃES.
O Xá REZA PAHLEVI presente residir nos ESTADOS UNIDOS.
Assisto o filme “TERROR EM TIMES SQUARE”, da série INCRÍVEL ULK.
36 a. nacionalizado o banco privado salvadorenho em 7 de março de 1980.
33 a. do “BALÃO MÁGICO”, da GLOBO. Começou em 7 de março de 1983 e foi até 28 de junho de 1986. Programa infantil que misturava números musicais, sorteios e desenhos animados. Pequenas histórias eram usadas como “ganchos” para a apresentação de desenhos e dramatizações. SIMONY e o personagem FOFÃO encantavam as crianças. 
29 a. do funcionamento do trecho da LINHA VERMELHA do METRÔ – BARRA FUNDA a CORINTHIANS-ITAQUERA, em 7 de março de 1987. No dia 10 de março de 1979, começou a funcionar o primeiro trecho da LINHA VERMELHA - SÉ ao BRÁS. A primeira estação da LINHA VERMELHA, no lado OESTE, ESTAÇÃO REPÚBLICA, foi inaugurada em 24 de abril de 1982. No segundo semestre de 1988 eram inauguradas as últimas cinco estações da LINHA VERMELHA: VILA MATILDE e GUILHERMINA-ESPERANÇA (em 27 de agosto); PATRIARCA e ARTUR ALVIM (em 17 de setembro) e CORINTHIANS-ITAQUERA (em 1 º de outubro).
29 a. das minhas anotações no dia 7 de março de 1987: neste sábado o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR pede-me para verificar em minha biblioteca as ERAS GEOLÓGICAS. Sua namorada, filha do Sr ZEZITO, precisa fazer um trabalho escolar sobre isso.
Visita-nos o AMÉRICO, irmão da LUCINDA. O PM JOÃO mostra-lhe o nosso álbum de casamento. No 2º BPChq o MAJOR PM RENATO queima sua perna direita, com o escapamento de gás de sua moto.
Nessa manhã JORGINHO é apresentado, no PARQUE SÃO JORGE, para a torcida corintiana.
Leio na FOLHA DA TARDE: casa própria – o governo tem rombo de 180 bilhões de cruzados; foi decretada como ilegal a greve dos marítimos; é parcial a paralisação dos postos de gasolina.
BRASIL registra 1.263 casos de AIDS até fevereiro.
Enterrado o delegado federal CARLOS ALBERTO CARDOSO, do DOPS, no RIO, assassinado num assalto.
Morre o vice-governador da PARAÍBA. A polícia acha que RAIMUNDO ASFORA cometeu o suicídio.
Continuo lendo “A LEI DOS VARÕES”, volume pertencente à coleção “OS REIS MALDITOS”. A historia do regente da FRANÇA, FILIPE, segundo filho de FILIPE IV, o BELO, irmão de LUÍS X, CONDE DE POITIERS, depois Rei FILIPE V, o LONGO.
Fuzileiros navais ocuparam na madrugada de hoje os onze principais portos brasileiros. A operação GREVE MAR visa garantir a normalização do abastecimento do combustível e combater os efeitos nocivos da greve dos metalúrgicos.
A balsa britânica “HERALD DE FREE ENTERPRISE”, que naufragou ontem, permanece tombada a 800 metros de um porto belga.
Foram salvas 408 pessoas e encontrados 51 corpos. No entanto há 84 pessoas presas no casco da balsa.
FRANCO MONTORO, no ocaso como Governador de São Paulo, inaugura a LINHA LESTE-OESTE DO METRÔ. Na realidade os 17 km da linha, que estão em construção só deverão entrar em operação no final do ano, com oito meses de atraso.
27 a. do suicídio de JOSÉ ARTUR MACHADO, o "PETIT", que inspirou CAETANO VELOSO na música MENINO DO RIO. Morreu em 7 de março de 1989.
26 a. da morte de LUÍS CARLOS PRESTES, o CAVALEIRO DA ESPERANÇA,  em 7 de março de 1990, aos 92 anos. Nasceu em 3 de janeiro de 1898. Do muito que se fala atualmente sobre o resgate da história do País, o filme “O VELHO - A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES” é marco incontestável. TONI VENTURI lançou o DVD no MUSEU DE IMAGEM E DO SOM no dia 7 de março de 2005, quando se completavam quinze anos da morte do líder comunista. VENTURI e DI MORETTI reconstruíram a história do comunismo no BRASIL, com todos os fragmentos que conseguiram juntar, além de entrevistas com os nove filhos de PRESTES e dona MARIA, historiadores e ex-revolucionários.  Uma das idéias mais tocantes talvez seja o fato de fazer jus a dona MARIA, personagem da vida do VELHO que quase sempre esteve à sombra da figura forte de OLGA BENÁRIO. MARIA, militante comunista da massa operária, foi designada pelo partido para ajudar a esconder PRESTES. Se apaixonaram, casaram e tiveram nove filhos. No dia 5 de março de 2009, à noite, o CANAL BRASIL apresentou um programa dedicado a PRESTES. 
25 a. transf. reserva: Cel. CLAUDOVINO DE SOUZA. Nasceu em 17 de maio de 1937. Entrou na FORÇA PÚBLICA em 10 de fevereiro de 1956. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 14 de dezembro de 1960. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1962; 1º Tenente – 24 de maio de 1965; Capitão – 15 de dezembro de 1969; Major – 15 de dezembro de 1975; Tenente Coronel – 24 de maio de 1982; Coronel – 7 de março de 1986. Foi transferido para a reserva em 7 de março de 1991.
24 a. falece PAULO MACHADO DE CARVALHO, o "MARECHAL DA  VITÓRIA", em 7 de março de 1992. Deu para o futebol do BRASIL dois títulos mundiais: na SUÉCIA, em 1958 e no CHILE, em 1962.
24 a. JORNAL DA TARDE, de 7 de março de 1992, noticiava que a Comissão de Reforma Fiscal do governo estudava a criação de um imposto sobre o patrimônio dos brasileiros que poderia ser deduzido do Imposto de Renda e que deveria ser recolhido mesmo se não houvesse a produção de lucro. Outro destaque era a aparição de um jacaré no Rio PINHEIROS, entre as pontes CIDADE UNIVERSITÁRIA E JAGUARÉ.
21 a. do encontro do sétimo corpo na casa do construtor FREDERIK WEST, 52 anos, acusado de ter assassinado um número ainda incerto de mulheres e escondido os corpos em sua casa, no dia 7 de março de 1994. Três corpos foram encontrados enterrados no jardim da residência que já estava sendo chamada de CASA DOS HORRORES”, e os outros quatro no porão. As buscas continuaram na residência de três andares da rua COMWELL.
20 a. Parlamento palestino é eleito, pela primeira vez, democraticamente, em 7 de março de 1996.
19 a. da ocorrência de repercussão internacional: a da FAVELA NAVAL, em DIADEMA, no dia 7 de março de 1997. Outras anotações nesta data: passo pelo BANESPA nesta manhã de sexta-feira. Retiro um dinheiro para despesas de casa, R$2.400,00. Ali encontro os coronéis reformados GOMINHO, HAMILTON, ASSIS, e da reserva ALTINO GIANESINI. Também ali se encontra o TENENTE-CORONEL PM Ref REZENDE, pai do TENENTE-CORONEL PM GÉRSON REZENDE. Mais tarde chega o CORONEL PM Ref OSMANYR.
No COP vamos estudar técnicas especializadas pela informática, na Internet, com comentários de ELÁDIO e ALEMÃO, através do filme MISSÃO IMPOSSÍVEL.
No MMDC encontramos um CORONEL ARY CANAVÓ totalmente voltado para a problemática venda da Companhia do VALE DO RIO DOCE. Isso o deixa obsecado. Não desenvolve sua função de Presidente da Sociedade e atrapalha até o desempenho dos funcionários. Compromete seriamente o MMDC com a sua paranóia de atacar o governo.
Mantenho contato telefônico com o CORONEL PM RENALDO, Diretor de Finanças da PMESP e nosso tesoureiro. Ele se encontra de férias na PM por causa de problemas com sua sogra, muito adoentada. Precisamos reunir num dia da semana que vem para avaliar a crítica situação financeira da Sociedade. Converso com o TENENTE MARINS, da PM de SANTA CATARINA. Ele participou de uma palestra que dei para 38 executivos em 26 de fevereiro, na RECORD-CENTRO. Continua coletando subsídios para uma exposição do policiamento na cidade paulista. Diz que foi assaltado, recentemente, por um trombadinha no centro.
Na noite, como já esperava, vem a advogada MARA BORGATTO tentar corrigir os erros cometidos pela LUCINDA e MARLENE quanto ao malfadado BAR LOBA ROMANA, de triste recordação, onde as duas deram inúmeras cabeçadas. Não foi por falta de conselho por minha parte, conforme consta dessas minhas memórias. Tratou-se mais de teimosia em levar avante um projeto que não havia alicerces sólidos. Meteram-se num negócio altamente duvidoso e comprometedor. Enfiaram muito dinheiro nisso e ainda acham que estão certas. Agora a MARA BORGATTO irá tentar resolver da melhor maneira possível o que resta da grande cabeçada.
O empresário JOSÉ VICTOR OLIVA, marido da jogadora de basquete HORTÊNCIA, sofreu um grave acidente de carro, perto de ITU, no começo da noite. Levado para o Pronto-Socorro da SANTA CASA de ITU, ele foi transferido no final da noite para o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. O acidente aconteceu às 19 horas, quando VÍCTOR OLIVA bateu num poste na altura do quilômetro 255 da Rodovia SP-75, que liga as cidades de SOROCABA a CAMPINAS, a 60 km da capital. O carro ficou desgovernado e capotou. No momento do acidente, o empresário estava sozinho em seu AUDI.   
18 a. transf. reserva: Coronel  ÉLIO PRONI, no dia 7 de março de 1998. Nasceu em 19 de novembro de 1944. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 16 de fevereiro de 1963. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1966. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1967; 1º Tenente – 23 de março de 1970; Capitão – 15 de dezembro de 1975; Major – 25 de maio de 1984; Tenente Coronel – 24 de maio de 1988; Coronel -
18 a. das seguintes anotações feitas em 7 de março de 1998: neste sábado na madrugada, formou-se o grid de largada para o GP DA AUSTRÁLIA, com amplo domínio das McLAREN. O Pole Position foi MIKA HAKKINEN. Em segundo chegou DAVID COULTHARD; terceiro, MICHAEL SCHUMACHER; quarto, JACQUES VILLENEUVE; quinto, JOHNNY HERBERT. O brasileiro BUBENS BARRICHELLO ficou em 14º. Começou o circo da Fórmula 1 de 1998. Leio os jornais DIÁRIO POPULAR E JORNAL DA TARDE.
Na biblioteca, no decorrer do sábado, numa temperatura superior a 30 graus, releio os dias 26 de fevereiro a 11 de março de 1985 a 1988 e os dias 5 a 11 de março de 1992 a 1997.
A televisão mostra os preparativos finais para a instalação da Convenção Extraordinária do PMDB, destinada a decidir se o partido terá candidato próprio à Presidência da República ou se irá apoiar a reeleição de FERNANDO HENIRQUE CARDOSO. Essa Convenção Extraordinária do PMDB  dar-se-á amanhã, a partir das 9:30 horas, em BRASÍLIA.
Na tarde, o PALMEIRAS começa mal o PAULISTÃO 98. Depois de estar vencendo o GUARANI por 2 a 1 até o último minuto da partida, no PACAEMBUI, o time permite o empate e deixa o técnico LUIZ FELIPE SCOLARI irritado. Na noite, o clássico SANTOS x SÃO PAULO, na VILA BELMIRO, prende a nossa atenção. Abalado pela perda do título do Torneio RIO-SÃO PAULO, o SÃO PAULO consegue uma bela vitória por 3 a 2.
O SARGENTO PM AMARILDO LUIZ DE OLIVEIRA, de 34 anos, foi assassinado no final da tarde de ontem, ao trocar tiros com três assaltantes que invadiram a fábrica de estofados ELOS, na Rua BOQUEIRÃO DOS COCHOS – JARDIM ANGÉLICA – GUARULHOS. O SARGENTO AMARILDO trabalhava como segurança nessa fábrica. Já estava na PM há quatorze anos. Foi enterrado no cemitério de VILA RIO às 17 horas, após o corpo permanecer em velório no Cemitério MEMORIAL GUARULHOS.
Relembro fevereiro/março 1965. Há 33 anos atrás era 2º TENENTE do antigo BATALHÃO DE GUARDAS. Durante 14 meses fui secretário do BG. No dia 12 de março passei essa função ao então ASPIRANTE A OFICIAL CLAUDIONOR MAIORINO e, no dia 15 de março, assumia a Chefia da FIF (FORMAÇÃO DE INTENDÊNCIA E FUNDOS). Movimentei, naquela época, vários oficiais da então FORÇA PÚBLICA e a própria FORÇA AÉREA BRASILEIRA numa verdadeira “guerra” contra uma excrescência que dominava SÃO PAULO, a tal PAB (PATRULHA AUXILIAR BRASILEIRA), extinta em 5 de fevereiro de 1965. Comandava, interinamente, o BATALHÃO DE GUARDAS o então CAPITÃO MARIO FERREIRA. O SubCmt era o CAPITÃO EDUARDO SOPHIA. No dia 26 de fevereiro assumia o Comando Interino o MAJOR ALOÍSIO BORGES. No dia 16 de março, o CAPITÃO MÁRIO FERREIRA foi fazer o CAO e o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MORAIS assumia o SubComando Interino. Outros oficiais do BG: CAPITÃO JOSÉ SAHCHES FÉLIX, CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO; 1ºs TENENTES ALCIDES MORALLES, PLÍNIO VAZ. 2ºs TENENTES RUI DARCI, GÉRSON DE OLIVEIRA e ASPIRANTES MAIORINO, HUGO CLIVATTI, PORT, SALLES JÚNIOR e TODDAY.
No dia 15 de fevereiro de 1965 faleceu o cantor NAT KING COLE.
No dia 7 de março, durante eleições em POÁ para Prefeito e vereadores, o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, Comandante da então 1ª Companhia Independente – MOGI DAS CRUZES, prendeu em flagrante delito o INSPETOR MARCELO, da GUARDA CIVIL, candidato a vereador, que cometera crimes eleitorais. Essa ocorrência foi tumultuada e os choques da FORÇA PUBLICA e GUARDA CIVIL foram para SUZANO, local onde o INSPETOR MARCELO estava sendo autuado em flagrante pelo juiz DOURADOR. O então Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA, GENERAL JOÃO FRANCO PONTES e o Comandante Geral da GUARDA CIVIL, CAPITÃO Reformado ARMANDO FIGUEIREDO, compareceram em SUZANO para resolver o impasse. Tinha eu ido visitar o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO em sua residência em MOGI e o acompanhei no caso.
No dia 24 de março de 1965, o BATALHÃO DE GUARDAS formava com uma Companhia comandada pelo CAPITÃO JOSÉ FÉLIX SANCHEZ nas festividades do 85º aniversário da elevação da cidade de GUARULHOS à categoria de Município. Eu formei nessa Companhia, comandando um pelotão.
No dia 25 de março de 1965 formamos para a visita do Presidente da COLÔMBIA, defronte o Palácio dos CAMPOS ELÍISIOS. ADHEMAR DE BARROS era o Governador de SÃO PAULO.     
16 a. Falece o CORONEL PM Ref VITAL VASCONCELOS LEME, em 7 de março de 1998.

16 a. das anotações feitas em 7 de março de 1999, domingo: madrugada – GP DA AUSTRÁLIA – o “fiasco” da McLAREN, em MELBOURNE, dá a EDDIE IRVINE sua primeira vitória da Fórmula 1. A corrida caracteriza-se pela sobrevivência. Apenas 8 dos 22 carros que largaram chegaram ao final. Entre eles o de RUBENS BARRICHELLO, que termina em quinto. O segundo a chegar foi HEINZ-HARALD FRENTZEN. 3º lugar para RALF SCHUMACHER. Em quarto chega GIANCARLO FISHICHELLA. Em 6º, PEDRO DE LA ROSA, estreante na F1. O sétimo é TORANOSUKE TAKAGI. O oitavo MICHAEL SCHUMACHER.
Faleceu neste domingo o cineasta STANLEY KUBRICK; o ex-ministro da Cultura, ANTÔNIO HOUAISS e o ex-técnico de futebol do PALMEIRAS, NELSON ERNESTO FILPO NUNES. Nos recortes de jornais de 8 de março, que trazem detalhes dessas mortes, poderemos encontrar o significado desses nomes para o BRASIL e para o mundo. Estão em minhas memórias, quando ainda escrevia à mão e colecionava páginas de jornais, como adendos ao diário.
Passo pela banca do senhor FRANCISCO e compro as revistas ISTO É e ÉPOCA. Pego o ônibus SÃO MIGUEL e, depois, o de POÁ. Vou lendo as revistas. Apenas os artelhos do pé esquerdo estão doloridos, devido ao ácido úrico, obrigando-me a caminhar devagar.
Antes do meio-dia estou chegando à casa de minha mãe. Dona ALICE fala muito mal da neta MARIZETE. Diz que ela tem lhe respondido inadequadamente. MARIZETE, meu genro ADALVO e meu neto FELIPE foram almoçar na casa de dona ONÍLIA, mãe do ADALVO. O CABO PM RENATO VENTURA não virá hoje nos visitar. Ele está “curtindo” uma gripe. Minha mãe dá a notícia do nascimento da filha da ROSELI, “NECA”, acontecido ontem. Meu primo CIDO torna-se avô. Depois do almoço, minha mãe vai tirar uma soneca. Faço o mesmo. Às 17 horas, estou deixando POÁ. Embarco num trem da CPTM. Faço baldeação para o metrô na estação ARTUR ALVIM. Na ARMÊNIA, pego um lotação para o COCAIA.
O primeiro clássico do PAULISTÃO 1999 terminou sem vencedor. PALMEIRAS e SANTOS empataram em 1 a 1, no MORUMBI. Logo no primeiro tempo, no início, o juiz usa de uma severidade além da conta e expulsa VIOLA (SANTOS) e ROQUE JÚNIOR (PALMEIRAS), alegando violência. ALESSANDRO fez o gol santista e JÚNIOR BAIANO empatou.
Dois brasileiros e dois paraguaios foram presos na Via FERNÃO DIAS com 857 quilos de maconha, escondidos no fundo falso de um caminhão. O DENARC “plantou” um investigador dentro dessa quadrilha internacional e logrou êxito.
No PARQUE IBIRAPUERA, JÚLIO IGLÉSIAS cantou para um público recorde de 120 mil pessoas.  
17 a. Falecem: o ex–técnico de futebol, NELSON ERNESTO FILPO NUÑES e o ex-ministro da CULTURA,  ANTÔNIO HOUAISS, em 7 de março de 1999.
17 a. morre STANLEY KUBRICK, diretor de cinema norte-americano, em 7 de março de 1999.
16 a. falece o ex-presidente do FLUMINENSE e médico ARNALDO SANTIAGO, que presidiu o clube, de 1993 a 1995, em 7 de março de 2000.

ACONTECEU EM 7 DE MARÇO DE 2001:-   QUARTA-FEIRA
No MMDS, com os integrantes da Entidade, assisto as exéquias de MÁRIO COVAS. Depois passo pela SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC e fico sabendo que os ofícios de Convocação dos conselheiros para a reunião de 14 de março não foram assinados pelo Comandante Geral, face a morte de MÁRIO COVAS.
À noite, assisto as notícias do enterro do governador falecido e o jogo SÃO PAULO 2 x BOTAFOGO 1, com o tricolor ficando com título do TORNEIO RIO-SÃO PAULO.  

O CORPO DE MÁRIO COVAS deixou o PALÁCIO DOS BANDEIRANTES numa carreta dos bombeiros, ladeado por cavaleiros do Regimento “9 de JULHO”, por volta das 10 horas. O féretro seguiu para SANTOS, onde foi enterrado no jazigo da família, no cemitério do PAQUETÁ. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO fez um pronunciamento no momento do corpo baixar a sepultura. O povo saiu às ruas, para prestar suas últimas homenagens. Foram muitas as manifestações de carinho, desde a saída do cortejo fúnebre do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES até a chegada ao cemitério do PAQUETÁ.  GRANDE IRONIA DO DESTINO: - a massacrada policia militar, que durante mais de cinco anos não recebe o devido reajuste de vencimentos por parte do governo, é quem cuida de todo o cerimonial do velório (os cadetes velando o corpo e a área fazendo a segurança do local), até a grandeza do féretro (a cavalaria, os batedores, a carreta dos bombeiros, a segurança) tudo era feito pela POLÍCIA MILITAR, aquela a quem COVAS um dia quis acabar, através de um plano maluco que foi arquivado por falta de consistência.  
Em SANTOS, os cadetes carregaram o caixão, sob duas rajadas de 21 tiros, disparadas pela tropa formada para as honras militares. O corpo de MÁRIO COVAS foi sepultado no jazigo da família, na presença de 1.500 pessoas, entre parentes, amigos próximos, autoridades e membros do governo de SÃO PAULO.

COM DOIS GOLS DO MENUDO KAKÁ, o SÃO PAULO venceu o BOTAFOGO, de virada, por 2 a 1, conquistando o inédito título de campeão do TORNEIO RIO-SÃO PAULO.

O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL, ARIEL SHARON, assumiu o cargo com a promessa de frear a recente onda de violência que envolve israelenses e palestinos.  Ele é apoiado por uma ampla coalizão que poderá colocar fim a anos de instabilidade política. Essa coligação é integrada por 26 ministros pertencentes a sete partidos.

APÓS FICAR 21 DIAS INTERNADO em três hospitais diferentes morreu o goleiro DIOGO, de 19 anos, que disputou o último campeonato paulista da Segunda Divisão pelo ANDRADINA. Ele chegou ao hospital para um simples tratamento de uma contusão na virilha e acabou morrendo em razão de infecção hospitalar. O goleiro foi enterrado em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, onde morava com sua mãe.  

ELEITA A CANÇÃO DO SÉCULO, pela Associação das Gravadoras dos Estados Unidos, OVER THE RAINBOW, celebrizada por JUDY GARLAND no filme O MAGICO DE OZ (1939).

2 002 :  -  QUINTA-FEIRA
Quando chego no MMDS, após enfrentar uma das manhãs mais quentes de março, vejo que OLIVEIRA está atrapalhado com pagamento de contas feitas irregularmente por alguns oficiais, conforme já foi averiguado em sindicância.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Sr. MARCONDES traz o vereador de SÃO LOURENÇO DA SERRA e um representante de vendas de gêneros alimentícios, de SANTA CATARINA, que desejam entrar em contato com o SERVIÇO DE SUBSISTÊNCIA DA PMESP. Converso, via fone, com o MAJOR CAMILO, chefe interino do S/Subs, que irá atendê-los na segunda-feira. Em seguida, chega o MARCELO, da TV CULTURA. Diz que será realizado um documentário sobre a Revolução de 32, de 55 minutos, sendo que ele vem buscar subsídios para desenvolver um cronograma de atividades no sentido de produzir as tomadas para a edição do filme.
Também se encontram na Sociedade, o presidente, Sr. PIRES e a doutora ALEXANDRA, que irá iniciar o trabalho de inventário do arquivo do MMDC.
Mantemos contato telefônico com CAIO ALFAYA, convidando-o para ser o primeiro secretário do CONSELHO SUPREMO, substituindo o veterano THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO. O Cel. GUIMARÃES está com intenção de deixar a função de segundo–secretário e precisamos ter alguém atuante para produzir as atas das reuniões, por exemplo, a que realizaremos no dia 2 de abril, quando o CONSELHO SUPREMO elegerá o presidente e o vice para o triênio 2002/2005.
O Sr. MARCONDES também conversa, por telefone, com o CORONEL RENALDO e combinam uma ida ao PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, na semana que vem.
Retornando a GUARULHOS, encontro muita dificuldade no trânsito, ficando duas horas dentro do EXPRESSO COCAIA. O rompimento de uma sub adutora próximo à Marginal do TIETÊ, 400 metros após a Ponte da Vila Maria, causou um congestionamento de cerca de 18 quilômetros, que se estendeu até a Ponte Jaguaré, na Marginal do Pinheiros, no sentido AYRTON SENNA. Às 19h30, já havia 148 km de lentidão na cidade, o terceiro maior índice do ano, agravado pela chuva. Quando chego em casa, LUCINDA diz que o GENERAL BUENO quer conversar comigo. Feita a ligação telefônica, esse general diz que a NESTLÉ irá bancar os custos da reforma do Monumento–Mausoléu. Coloco o Sr. MARCONDES a par dessa conversa.

Recebeu alta o ator CARLOS EDUARDO DOLABELLA, de 64 anos, do hospital PRÓ–CARDÍACO, no RIO. DOLABELLA sofreu entupimento nas coronárias e foi submetido a uma angioplastia.

DÉCIMA SÉTIMA CHACINA NA GRANDE SÃO PAULO:- As vítimas: três homens e duas mulheres foram encontradas mortas a tiro, dentro de um Santana cinza, com placa adulterada. Três estavam no porta–malas do veículo. A chacina ocorreu hoje à tarde por volta das 16h30. O Santana foi localizado na rua DAVID BLINDER, JARDIM IRAPIRANGA, periferia de EMBU. Foram mortos a tiros CLÁUDIA FRANCISCA DE PAULA, 30 anos, CARLOS ALBERTO DE SOUZA, 22 anos e JOEL DOS SANTOS CORRÊA, 33 anos. A quarta vítima não foi identificada.

Em clima de convenção partidária, a reunião do PFL, que definiu a saída do partido do governo, realizada em um grande hotel de BRASÍLIA, consolidou a candidatura da governadora ROSEANA SARNEY, que exigiu essa unidade em torno de seu nome. ROSEANA garantiu que não teme ameaças, nem novas investigações sobre ela ou qualquer pessoa de sua família.

A vitória da Seleção Brasileira sobre a ISLÂNDIA por 6 a 1, em CUIABÁ, nesta noite, nada acrescentou para a preparação da equipe. Marcaram os gols brasileiros: ÂNDERSON POLGA (2), KLÉBERSON, KAKÁ, GILBERTO SILVA e EDÍLSON.  

A ex–modelo ANNA NICOLE SMITH, de 33 anos, viúva do milionário J. HOWARD MARSHALL II, morto em 1995, aos 90 anos, foi indenizada em 88 milhões de dólares, porque um tribunal da CALIFÓRNIA considerou que os filhos de MARSHALL tentaram fraudar o inventário para prejudicar ANNA NICOLE e os condenou a indenizá-la.

2 003   :   -   SEXTA-FEIRA
Participo de um almoço de negócios na Associação dos Oficiais da Reserva. O Cel. EDILBERTO pede-me a história de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUZIO, CAMARGO (MMDC) e de ALVARENGA. Ali converso com o Cel. CRUZ, Capitão HÉLIO CAMILLI, Tenente CONCEIÇÃO, Tenente PINHEIRO. Estão presentes meus amigos: CARBAIA, MÁRIO MARGARIDO, AMÉRICO, RONALDO, CRISTIANO e muitos outros. Dona ISA, que trabalha na tesouraria, irá fazer a minha declaração de rendas pela INTERNET.
Na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC a grande dificuldade ainda é com relação ao setor de pesquisa. Não temos nem 30% do acervo do Movimento Constitucionalista e, pessoas que querem certidões de participação acham que somos obrigados a ter todos os nomes dos que estiveram na revolução, algo utópico. Algumas velhinhas, viúvas de ex– combatentes, chegam a ser malcriadas com os nossos funcionários. O pior é que a tal COMISSÃO ESPECIAL DA REVOLUÇÃO, órgão que agora pertence à CASA CIVIL do Governo, não quer mesmo autorizar o pagamento da PENSÃO ESPECIAL, sempre sob a alegação que as provas são insuficientes. Com isso, os prejudicados voltam-se contra o MMDC. Nosso presidente não aparece hoje na Sociedade. O CORONEL MENDES chega quase às 16 horas, acompanhado do ANTÔNIO CARLOS, seu “xará’, presidente da Associação dos oficiais e praças dos Bombeiros.
Quando deixo a Sociedade, está ameaçando chover. Dá para chegar em casa, antes dela cair. Em GUARULHOS, após a PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO, na Avenida TIRADENTES, esquina com a Rua FORÇA PÚBLICA, está sendo erguida uma construção que ainda não dá para se saber a que será destinada. Um tapume antigo impediu, durante meses, de se ver o que estava sendo erguido no interior desse enorme terreno.  LUCINDA diz que sua mãe andou conversando com a boneca, a “sua criança” e que, esta, olhava para um bicho na parede. A coisa está ficando cada vez pior. Antes, dona ESMERALDA via as pessoas e os bichos somente à noite. Agora, começa a dizer que isso está acontecendo durante o dia. Estou relatando no computador os acontecimentos principais de ontem e de hoje quando recebo um telefonema de minha mãe. Ela está preocupada conosco porque a chuva foi para valer em POÁ e, naturalmente, achou que também choveu forte em GUARULHOS. Pergunta pela saúde de todos e fala também do que ela vem sentindo. Hoje, por exemplo, sofreu muito com dores nas pernas. Minha mãe, com 94 anos e dona ESMERALDA, com 92 anos, são as duas velhinhas que causam muita preocupação para nós.

O desfile das Escolas de Samba campeãs do carnaval 2003 começou com 45 minutos de atraso, no Sambódromo do Anhembi, provocado especialmente pela chuva que atingiu a capital. A IMPERADOR DO IPIRANGA, que alcançou o segundo lugar no GRUPO DE ACESSO e garantiu uma vaga no GRUPO ESPECIAL, entrou no sambódromo por volta das 20:45 horas. Foi seguida pela ACADÊMICOS DO TATUAPÉ, campeã do segundo grupo. O Ministro da Cultura, o cantor GILBERTO GIL, assistiu ao início do desfile no camarote ao lado da prefeita MARTA SUPLICY. Depois entrou na avenida, por volta das 22:20 horas a LEANDRO DE ITAQUERA. Em seguida, desfilaram CAMISA VERDE E BRANCO, ROSAS DE OURO, VAI-VAI, NENÊ DE VILA MATILDE, X-9 PAULISTANA, MOCIDADE ALEGRE e a campeã GAVIÕES DA FIEL.

Cinco bandidos tentaram assaltar, por volta das 20:20 horas de ontem, a casa da atriz FLÁVIA MONTEIRO, em VARGEM PEQUENA, zona oeste do RIO. Rendida pelos assaltantes, a atriz, o pai dela, ÉDSON MONTEIRO, e o caseiro, ADÃO OSWALDO, foram amarrados com fios de amordaçados com camisas. ÉDSON chegou a ser chutado por um dos bandidos. Os ladrões não conseguiram levar os aparelhos de fax, TV, videocassete e som, além de roupas e bijuterias que haviam separado em sete bolsas de viagem. Alertados por vizinhos, que perceberam uma movimentação estranha na casa, policiais civis e militares chegaram ao local quando os bandidos se preparavam para fugir. Houve troca de tiros e a polícia prendeu dois menores.
   
FALECEU o jornalista FERNANDO ESCARIZ, de 50 anos, durante uma viagem de lazer a bordo de um transatlântico na costa sul brasileira. Ele passou quatro dias internado na enfermaria do navio, depois de passar mal e não resistiu. Nascido em SALVADOR em 26 de dezembro de 1952, foi um dos primeiros repórteres da sucursal do ESTADO na BAHIA, ingressando no jornal em 1º de outubro de 1974, inicialmente para elaborar matérias esportivas. Em 1986, licenciou-se do jornal para trabalhar na campanha para governador de WALDIR PIRES. Em 1998, PIRES renunciou ao cargo para disputar a eleição presidencial, como vice de ULYSSES GUIMARÃES e ESCARIZ passou a atuar na assessoria de imprensa da campanha do PMDB. O jornalista voltou à sucursal do ESTADO no início de 1990, mas logo deixou o jornal, em 18 de junho daquele ano, para trabalhar como secretário de Comunicação do prefeito de SALVADOR, FERNANDO ROCHA. Nos últimos anos, ESCARIZ atuava na empresa de assessoria que criou, a COMUNICAR, com sede em SÃO PAULO. Nos anos 1970, ele escreveu o livro PORQUE TEODOMIRO FUGIU, sobre o preso político TEODOMIRO ROMEIRO DOS SANTOS, condenado à morte pelo regime militar após ter assassinado um oficial do Exército. Seu corpo será sepultado amanhã, por volta das 11 horas, no Cemitério JARDIM DA SAUDADE, em SALVADOR.

Na lista sigilosa de pelo menos 17 nomes de policiais suspeitos de integrar o grupo de extermínio que estaria agindo na cidade de RIBEIRÃO PRETO e que está em poder do Ministério Público e das corregedorias das duas instituições, constam 12 PMs e 5 civis. Entre os PMs figuram um tenente e 11 soldados. Hoje, a CORREGEDORIA PM afirmou que entre os investigados nenhum pertence à Corporação.
  
A explosão de um dos 17 MIRAGE F-103 da Base Aérea de ANÁPOLIS, por volta das 11:20 horas, levou o Comando da Aeronáutica a suspender as operações com os caças até que seja feita a revisão completa dos motores de todos. A suspensão deve durar pelo menos até o dia 12. As missões de interceptação do 1 º Grupo de Defesa Aérea de Anápolis, que protege toda a região central do País, não serão realizadas por, no mínimo, cinco dias. Nesse período os aviões só terão ordem de decolar em caso de guerra.
Desde 1972, houve 14 acidentes com MIRAGE IIIE/Br, incluindo este. Em 9 dos casos, a perda foi total. Na explosão de hoje, o avião também foi destruído. O tenente–aviador RICARDO CABRAL DA SILVA, se ejetou e o avião bateu no solo, explodindo.

Os presidentes da COLÔMBIA, ÁLVARO URIBE, e do BRASIL, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, assinaram hoje acordo de colaboração no combate ao narcotráfico, que inclui urgência na definição de como o governo colombiano usará o SISTEMA DE VIGILÂNCIA DA AMAZÔNIA. URIBE voltou a classificar de terroristas os guerrilheiros de seu País.

O ataque ao IRAQUE já tem uma possível data – 17 de março – para começar. Esse é o fim do prazo dado pela INGLATERRA, com apoio dos EUA, para o governo de SADDAM HUSSEIN se desarmar. O ultimato foi apresentado hoje pelo chanceler inglês JACK STRAW, em reunião do CONSELHO DE SEGURANÇA da ONU, e reforçado pelo embaixador da INGLATERRA na ONU, JEREMY GREENSTOCK. O chanceler francês, DOMINIQUE VILLEPIN, rejeitou o ultimato e indicou que usará seu poder de veto.

O chefe de inspetores de armas da ONU, HANS BLIX, apresentou hoje seu relatório sobre a vistoria no IRAQUE e disse que precisaria de vários meses para concluir o trabalho. O relatório desagrada aos EUA: é mencionada uma mudança positiva de atitude do regime de SADDAM HUSSEIN e descartada a possibilidade de o IRAQUE possuir armas nucleares ou capacidade para produzi-las.

Soldados americanos estacionados no KUWAIT começaram a destruir parte de uma cerca eletrificada de 200 km de extensão erguida na fronteira com o IRAQUE após a GUERRA DO GOLFO. Militares dizem que as tropas estão prontas para entrar em ação. Outro contingente dos EUA já desembarcou na TURQUIA e faz preparativos logísticos.

CIRURGIÕES AUSTRÍACOS realizaram o que se acredita ser o primeiro transplante de braços feito no mundo. FRAZ JAMMING, um austríaco de 41 anos, foi quem recebeu o transplante após uma cirurgia de 14 horas com um time de 25 especialistas. JAMMING havia perdido os seus dois braços em um acidente de trabalho, três anos atrás. Os médicos vinham planejando a cirurgia há meses, enquanto esperavam um doador. A operação ocorreu no dia 19 de fevereiro na clínica da Universidade de INNSBRUCK, mas somente foi revelada hoje, dia 7 de março.

O economista e ex–primeiro ministro VACLAV KLAUS, de 61 anos, tomou posse como presidente da REPÚBLICA TCHECA. KLAUS foi eleito por uma maioria de 142 votos dos 281 deputados e senadores para suceder a VACLAV HAVEL, que terminou o segundo mandato.

MORREU JOSÉ MÁRCIO AYRES, zoólogo que trabalhou para preservar grandes trechos da floresta tropical amazônica, com a colaboração da população nativa. Casado e pai de dois filhos, tinha 49 anos e passou a maior parte de sua vida em BELÉM, sua cidade natal, na embocadura do Rio Amazonas.  Ficou conhecido como idealizador da RESERVA DE MAMIRAUÁ, em 1990, a primeira unidade de conservação da AMAZÔNIA que conciliou a atividade econômica com preservação ambiental e pesquisas científicas. Também era um especialista em primatas. Em 2002, recebeu os prêmios da Sociedade de Biologia da Conservação e o ROLEX AWARD FOR ENTERPRISE. A causa foi câncer de pulmão, em NOVA YORK.
FILME NA BANDEIRANTES : MRS. DALLOWAY, de 1997. Direção de MARLEEN GORRIS, com VANESSA REDGRAVE, NATASCHA McELHONE, EUPERT GRAVES e MICHAEL KITCHEN. Em LONDRES, em 1920, Mrs. DALLOWAY prepara uma grande festa em sua mansão, mas se sente estranhamente perturbada ao saber que um antigo namorado está de volta à cidade. O filme vale principalmente pela classe de VANESSA REDGRAVE, que faz a personagem principal.

2 004  :   -    DOMINGO
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER é só na segunda-feira, dia 8, mas a festa já começa neste domingo, no PARQUE DO IBIRAPUERA, com RITA LEE, PAULA LIMA e ZÉLIA DUNCAN na 7a edição da AVON WOMEN IN CONCERT. As três cantoras são acompanhadas pela Orquestra Filarmônica das Mulheres, com CLÁUDIA FERES na regência.
Para comemorar a data, nada mais apropriado do que um show de RITA. A paulistana é autora de várias canções em homenagem às mulheres, como COR DE ROSA CHOQUE, que foi música de abertura do programa TV MULHER, exibido pela rede GLOBO nos anos 80. “Por isso não provoque”, advertia RITA LEE, que, ao lado de ZÉLIA DUNCAN, homenageou mais tarde PATRÍCIA GALVÃO, uma das primeiras feministas brasileiras. Com o humor típico da cantora, a letra de PAGU critica estereótipos: “Nem toda a feiticeira é corcunda/ nem toda a brasileira é bunda”. A música deve render um dueto entre as compositoras no show de hoje. Outra dupla esperada é ZÉLIA e PAULA LIMA, com LÁ VOU EU. Também é de RITA LEE TODAS AS MULHERES DO MUNDO, que irá encerrar a apresentação com as três cantoras no palco da PRAÇA DA PAZ. “Toda mulher é meio LEILA DINIZ”, diz o refrão. O show, que integra as comemorações dos 450 anos da cidade, tem início a partir das 16 horas.

O “BOB”, cachorro da MARLENE, amarrado perto da porta do meu quarto, começa a bater com a cabeça na porta e não me deixa mais dormir. Na madrugada, assistira a primeira corrida de FÓRMULA 1 de 2004, na AUSTRÁLIA, com a vitória das FERRARI. O alemão MICHAEL SCHUMACHER deu um passeio no circuito de MELBOURNE, chegando com vantagem à frente do segundo colocado, seu companheiro de escuderia, RUBENS BARRICHELLO. FERNANDO ALONSO foi o terceiro colocado. RALF SCHUMACHER em quarto. JUAN PABLO MONTOYA em quinto. JENSON BUTTON foi o sexto. DAVID COULTHARD conseguiu um chorado oitavo lugar.

Almoço antes de ir para POÁ. Mais uma viagem complicada porque a baldeação na estação GIANETTI é difícil. Desta feita a continuação da viagem é realizada de trem, mas temos de subir vários lances de escada e depois descer para atingir a plataforma dois. Ali é que o trem que vai para ESTUDANTES chega com muito atraso. Assim que chego em POÁ cai violenta pancada d´água. O ADALVO está me esperando. Abre a porta da casa de minha mãe. Ela está deitada. MARIZETE logo chega com uma sopa e, com muita habilidade, ela faz com que minha mãe levante para se alimentar. Mesmo assim ela come muito pouco. É complicado conversar com ela. Parece que está com dificuldade para escutar o que se fala. Mas, em comparação com o estado em que a encontrei no domingo passado, apresentou certa melhora. ADALVO e MARIZETE contam para mim os acontecimentos da semana. É constrangedor ver minha mãe nesse estado. Arrasta-se pela casa, precisando de auxílio até para levantar da cama. Hoje não contamos com o RENATO, pois ele se encontra de serviço. Telefona do quartel para nós. Sua esposa, CIDA, virá mais tarde para tirar a pressão de minha mãe. Por telefone, a CIDA me disse que ontem a pressão dela era de 14x10, descontrolada porque ela ficou nervosa com a presença de sua sobrinha IVONE. Ela é irmã do RENATO e veio na tentativa de ajudar, mas dona ALICE, com ciúmes de suas panelas e pratos, achou ruim ela tentar fazer alguma comida. Permaneço até às 17 horas ao lado de minha mãe. Saio de POÁ contristado pelas cenas que se passaram com ela. Tudo é muito difícil, até nas coisas mais corriqueiras, como tirar um comprimido do envelope.
A situação na estação GIANETTI é brava: enorme multidão de um trem que chega da LUZ e outro que encosta, proveniente de ESTUDANTES, se encontram nas escadarias da acanhada estação. Resultado, perdemos nessa brincadeira mais de meia hora.
Em casa, quando chego, o relógio marca 20 horas. LUCINDA logo mais recebe a visita de seu bisneto IAGO. O menininho causa a sua felicidade.

A atual campanha do CORINTHIANS já entrou para a história como uma das piores do clube no CAMPEONATO PAULISTA. Mas a preocupação agora é outra. Com a derrota de hoje por 2 a 1 para o AMÉRICA, em RIO PRETO, o clube do PARQUE SÃO JORGE deixa a briga pela classificação e fica mais próximo da Segunda Divisão. O CORINTHIANS é o penúltimo no GRUPO 1 do torneio. Sua campanha só é melhor do que a do JUVENTUS, que tem dois pontos a menos. Para não cair, a equipe precisa vencer a PORTUGUESA SANTISTA ou torcer para que o clube da rua JAVARI perca para o SÃO PAULO.
Com seis reservas que entraram para mostrar serviço ao técnico CUCA, o SÃO PAULO atropelou a apática e desmotivada UNIÃO BARBARENSE, no MORUMBI, por 4 a 0. Já o time de LEÃO, o SANTOS, deu show nos 3 a 0 sobre o GUARANI, em CAMPINAS. ELANO fez até um gol olímpico. Outros resultados: SÃO CAETANO 5 x PAULISTA 1; RIO BRANCO 2 x PORTUGUESA 0; ITUANO 1 x MARÍLIA 2; PORTUGUESA SANTISTA 3 x JUVENTUS 2; OESTE 5 x UNIÃO SÃO JOÃO 2; ATLÉTICO DE SOROCABA 2 x PONTE PRETA 1.

A ginasta DAIANE DOS SANTOS, de 21 anos, confirmou hoje seu favoritismo no solo ao vencer a etapa de COTTBUS, da COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA, na ALEMANHA. É a terceira medalha de OURO de DAIANE no solo. No ano passado, ela venceu o MUNDIAL DE ANAHEIM, na CALIFÓRNIA, e a etapa de STUTTGART DA COPA DO MUNDO, também na ALEMANHA.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de OSASCO e Região, GILDESON CARLOS DE SANTANA, de 41 anos, foi morto a tiros, hoje pela manhã, no clube do Sindicato, em CARAPICUIBA. É os segundo sindicalista morto na GRANDE SÃO PAULO em menos de uma semana. O presidente do SECOR, que era mais conhecido como GIL, participava de uma festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Por volta das 11:30 horas, um motoqueiro parou na frente do local. Armado, entrou no clube, onde disparou contra GIL, fugindo.

O Secretário estadual da SEGURANÇA PÚBLICA, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, disse hoje que a cidade de SÃO PAULO é governada pela PM, porque é a polícia que resolve grande parte dos problemas da Capital, e não a Prefeitura. O secretário tucano admitiu também que deseja ser prefeito.

O Chefe Geral dos Escrivães de Polícia e 1º vice-presidente da AFPCESP, doutor WANDERLEY SERPA DESGUALDO, faleceu em SÃO PAULO, vítima de problemas cardíacos. Ele ingressou na Polícia Civil de SÃO PAULO em 31 de agosto de 1961, assumindo as funções do seu cargo na Delegacia Auxiliar da 1ª Divisão Policial, a Chefia da Zona Policial SUL. Após passar por várias unidades policiais, foi designado em 1983 para assumir a Chefia Geral dos Escrivães do DEIC.

O cineasta HECTOR BABENCO recebeu o prêmio de melhor produção do Festival Internacional de CARTAGENA, na COLÔMBIA, pelo filme CARANDIRU.

Incursões do Exército israelense, na madrugada deste domingo, em dois campos de refugiados palestinos na FAIXA DE GAZA mataram quatorze palestinos, entre eles três menores de idade e um adolescente. A operação deixou mais de oitenta feridos. A ação militar ocorreu depois que três suicidas e dois policiais palestinos morreram ontem em um atentado com carros-bomba contra um posto do Exército de ISRAEL, em EREZ.

Uma gigantesca manifestação para festejar a queda do ex-presidente haitiano JEAN-BERTRAND ARISTIDE terminou hoje num tiroteio que deixou pelo menos seis mortos e cerca de trinta feridos. Porta-vozes do atual governo, liderado por BONIFACE ALEXANDRE, acusaram os “quimeras” – milicianos partidários de ARISTIDE - pelos tiros.        

O ator negro PAUL WINFIELD, que interpretou em uma série de TV o líder dos direitos civis nos EUA, MARTIN LUTHER KING, e foi indicado para o OSCAR por seu papel no filme LÁGRIMAS DE ESPERANÇA, morreu neste domingo, aos 62 anos, vítima de um ataque cardíaco. Há tempo ele lutava contra a obesidade e sofreu apoplexia recentemente.

CANCELADO o contrato da cantora lírica DEBORAH VOIGT com a ÓPERA REAL DE LONDRES. A direção de elenco argumentou que ela é muito gorda e ficaria deselegante no vestido preto da protagonista da ópera ARIADNE EM NAXUS, de RICHARD STRAUSS. Seu peso é mantido em segredo, mas estima-se que ultrapasse os 90 quilos.

2 005  -   SEGUNDA-FEIRA

Dia de alta temperatura. LUCINDA levanta cedo, apesar de seus problemas dentários. Acorda o PM JOÃO a fim de ir para o trabalho, agora servindo no 9º BPMM (onde se apresentou no dia 3 de março). Ao passar na Avenida TIRADENTES, de ônibus, observo que na esquina com a Rua CLAUDINO BARBOSA, onde foram derrubados prédios antigos, uma construção de porte regular está sendo levantada, já no segundo piso. Dizem que ali funcionará uma agência bancária. Outros dizem que será uma farmácia. Enfim, o panorama daquele lugar mudou bastante com essa transformação. Também na PRAÇA QUARTO CENTENÁRIO, esquina com a Rua FORÇA PÚBLICA, um enorme prédio, de mais de vinte andares, está com sua construção bem adiantada. Fala-se que ali funcionará mais um hotel. De frente fica o HOTEL IBIS. Já em SÃO PAULO, no BANESPA, procuro acertar meus problemas financeiros. Na Rua TABATINGUERA, as 27 unidades do CONJUNTO HABITACIONAL “CASARÃO DO CARMO” vai se concretizando. Passo pela AORRPM. Converso com o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, presidente. Planejamos uma solenidade para 19 de maio, em comemoração ao “DIA DA JUVENTUDE”, lembrando MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUZIO e CAMARGO (MMDC).

No MMDS, temos notícias não muito agradáveis, transmitidas pelo NILDO, acerca do GESOFATO, da PMBA, que fez alguns estágios conosco. Teria ele se desentendido com a mulher e se afastado do lar. Não se sabe se isso é definitivo, mas causou enorme mal estar na família, onde sua esposa é muito doente. Por volta das 15 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o Sr MARCONDES e o CORONEL MENDES. O nosso antigo funcionário, o VASCO, está visitando a Sociedade nesta tarde. O presidente quer conversar conosco em particular e diz que um deputado afiançou que a Sociedade irá perder a causa do Monumento-Mausoléu. Só pode ser mais um esbirro da patota do MASSARANI, que não sabe o que fala, já que o IPH já perdeu na Justiça. O processo que foi movido contra a Sociedade teve sentença declaratória de extinção. Depois, em 2ª Instância, o IPH move ação contra o CONDEPHAAT e FARAH SERVICE por usurpação do plano de obras, mas aí já não mais entra a Sociedade. Recebemos cartas do MAX BASILE e do perito NICANOR, conselheiros, que se julgam impedidos de participar da reunião de 10 de março, por terem assumido outros compromissos. O MENDES encontrou o livro do MILTON PARRON, sobre SÃO PAULO, que estava extraviado. Ele leva hoje uma edição da revista VEJA, de início de novembro de 1996, onde traz uma extensa reportagem sobre a queda do avião da TAM, em 31 de outubro daquele ano, no JABAQUARA, onde pereceram 99 pessoas. É mais um trabalho escolar de sua neta DÉBORA. Ainda passamos no BANESPA e depois vamos embarcar no metrô. O MENDES vai em direção ao JABAQUARA e eu pego a linha do TUCURUVI, descendo na ARMÊNIA. Embarco no EXPRESSO COCAIA e retorno a GUARULHOS.   


Condenado até agora a 37 anos de prisão em vários processos, o ex-deputado acreano HILDEBRANDO PASCOAL será novamente julgado, amanhã, na Justiça Federal de BRASÍLIA, acusado de ser o mandante do assassinato do policial civil WÁLTER AYALA. Algemado e cercado de forte aparato policial, HILDEBRANDO desembarcou no hangar da PF no início da tarde desta segunda-feira e foi levado para o presídio da PAPUDA, a 30 km do Congresso Nacional, de onde, depois de ser cassado, saiu direto para a prisão.

O Ministro SEPÚLVEDA PERTENCE, do Supremo Tribunal Federal, arquivou hoje o pedido do PSDB para que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA esclarecesse seu discurso feito dia 24 de fevereiro, em JAGUARÉ (ES), em que disse que soube de ato de corrupção por um “alto companheiro” e o orientou a não divulgá-lo. Com isso, LULA escapou do constrangimento de ter de explicar na Justiça as afirmações de que teria abafado supostos atos de corrupção em privatizações feitas no governo FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. PERTENCE rejeitou o pedido porque concluiu que o PSDB não foi ofendido pelo discurso de LULA e que o partido não tem legitimidade para questionar a suposta difamação casualmente dirigida a seus filiados. Para o ministro, a interpelação não pode substituir investigação para verificar se houve acobertamento de corrupção. Ele avalia que o PSDB queria obter confirmação de eventual omissão de LULA e não esclarecer ofensa. O ministro chegou a essa conclusão ao analisar as perguntas feitas pelo partido a LULA.

Depois de ser resgatada de maneira espetacular pelo herói no começo da semana, antes de se casar com o deformado BELCHIOR (ÉWERTON DE CASTRO), a protagonista de “A ESCRAVA ISAURA” vive, agora, momentos de tranqüilidade. ISAURA (BIANCA RINALDI) e ÁLVARO (THÉO BECKER) construíram uma cabana no meio da floresta e, lá, fazem até planos para o futuro. “ÁLVARO tem uma recaída da febre amarela, e ISAURA cuida dele”, conta o autor, THIAGO SANTIAGO. Depois, os dois terão uma conversa séria sobre sexo. “ISAURA lembrará ÁLVARO da promessa que fez à sua madrinha de se entregar só depois do casamento. Ele, como um moço respeitoso, vai aguardá-la”. O problema é que os tempos de bonança acabarão logo em seguida. ISAURA e ÁLVARO vão perceber que estão cercados pelas tropas comandadas pelo malvado LEÔNCIO (LEOPOLDO PACHECO). Na tentativa desesperada de salvar sua amada, ÁLVARO decidirá se lançar à galope no meio das tropas, atraindo a atenção de todos e abrindo caminho para a fuga da moça. “No meio do caminho, a cavalo vai empinar ao se deparar com uma serpente, e ÁLVARO cairá no chão. LEÔNCIO, então, virá em sua direção e lhe dará um tiro à queima-roupa. ISAURA, a essa altura, já estará bem longe, mas ficará sabendo da tragédia por causa de MIGUEL (JACKSON ANTUNES), que assistirá a tudo, escondido. Desesperada, a escrava fugida vai numa pensão, acreditando na morte do amado. Mas ÁLVARO não morre, porque carrega no bolso uma bíblia e uma medalha. Salvo por um negrinho que também está escondido na floresta, ele será levado para um quilombo. De lá, sairá para resgatar mais uma vez a sua amada, que será recapturada.

O JORNAL NACIONAL mostrou hoje flagrantes de um advogado coreano, preso na sexta-feira, dia 4, ao tentar subornar um delegado da Polícia Federal, em um depósito na região central de SÃO PAULO. O advogado teria ligações com o chinês LAW KIN CHONG, 44 anos, classificado pela CPI da Pirataria como o principal contrabandista do BRASIL. O advogado ofereceu dez mil reais para liberar carga de seis toneladas de tecido chinês sem nota fiscal, avaliada em 500 mil reais. Minutos após oferecer a grana, o advogado recebeu voz de prisão e entrou em desespero. Para não ser preso, o coreano implorou ao delegado de joelhos, para ter “uma chance”. Logo depois, repetiu a cena, ainda num escritório da Polícia Federal.

O vocalista da banda de rock “CHARLIE BROWN JÚNIOR”, ALEXANDRE MAGNO ABRÃO, o “CHORÃO”, 34 anos, atropelou três pessoas após se envolver em um acidente de carro, ontem à noite, em SANTOS. CHORÃO, que nada sofreu, socorreu as vítimas e está pagando as despesas de quatro pessoas internadas. O motorista do outro carro também se feriu.

SEM-TETOS invadiram dois terrenos na capital, hoje, e fizeram passeata no centro da Capital. A primeira invasão, de 300 pessoas, foi a de um terreno que era do INSS, no BRÁS. Pela manhã, após passeata, 100 pessoas forçaram entrada na Secretaria da Habitação e houve confronto com a GUARDA CIVIL METROPOLITANA.

A mulher com quem CHICO BUARQUE DE HOLANDA foi flagrado na praia do LEBRON chama-se CELYNA. Ela é casada com o compositor e produtor musical RICARDO DUNA, dono de um estúdio de gravação, Em seu site, RICARDO diz que é “compositor e engenheiro de som, com formação de piano erudito e popular”. CELYNA é definida como “designer, fotógrafa e produtora de eventos artísticos”. Logo após a publicação das fotos em jornais e revistas, na semana passada, CELYNA deixou sua casa e foi morar com uma irmã.

A Fundação Nacional de Saúde confirmou hoje a oitava morte de uma criança indígena em DOURADOS. Desde o início do ano, morreram quatorze crianças indígenas no MATO GROSSO DO SUL. Hoje, líderes guaranis-caiovás distribuíram um manifesto criticando as políticas públicas do governo federal para as tribos e o assistencialismo nas aldeias.

Cerca de cem mil pessoas acompanharam em ROMA o enterro com honras de Estado do veterano da inteligência italiana, NICOLA CALIPARI, morto por tropas americanas no IRAQUE. O governo dos EUA classificou de “absurda” a acusação da jornalista italiana GIULIANA SGRENA de que soldados americanos tentaram matá-la. Ela desmentiu hoje que soubesse algo sobre a morte do engenheiro brasileiro JOÃO JOSÉ VASCONCELLOS JÚNIOR, seqüestrado no IRAQUE.

HOJE foi formalizada a renúncia do presidente boliviano, CARLOS MESA, com a apresentação de carta ao Congresso. Líderes da oposição acusam o presidente de tentar uma manobra e partidários do governo manifestam em bloco apoio a ele. Na carta-renúncia, MESA deixa aberta a possibilidade de recuar da decisão. O Congresso marcou para amanhã a sessão de deliberação sobre o caso. Se a renúncia for aceita, o sucessor será o presidente do Congresso, HORMANDO VACA DÍEZ, do Movimento de Esquerda Revolucionária. Hoje, o presidente LULA telefonou para MESA, a quem “emprestou apoio e solidariedade”, informou o assessor especial MARCO AURÉLIO GARCIA.

Um incêndio em um presídio na cidade de HIQÜEY, no leste da REPÚBLICA DOMINICANA, deixou hoje 134 mortos e 26 feridos. As autoridades disseram que o incêndio começou durante uma briga entre gangues rivais de detentos que disputam o controle do tráfico de drogas e cigarros na prisão. Segundo um porta-voz da polícia, GENERAL SÍMON DÍAZ, os prisioneiros atearam fogo a suas camas e bloquearam a entrada de seu bloco, conhecido como VIETNÃ. Quatro dos feridos foram hospitalizados em estado crítico.

As forças americanas no IRAQUE, já sob pressão pela morte do agente da inteligência italiano NICOLA CALIPARI, enfrentam mais tensão com aliados após a BULGÁRIA afirmar que eles provavelmente mataram um de seus soldados. O soldado búlgaro GURDI GURDEV foi morto na sexta-feira à noite (dia 4 de março), mais ou menos no mesmo horário em que as forças dos EUA em BAGDÁ abriram fogo contra o carro que levava a jornalista italiana GIULIANA SGRENA, recém-libertada após um mês de seqüestro. Os dois casos teriam sido causados por “enganos”. Ainda hoje, ao norte de BAGDÁ, um carro-bomba explodiu do lado de fora de um escritório do Exército, matando ao menos doze pessoas. Em BAQUBA, insurgentes atacaram soldados e a polícia com um homem-bomba, morteiros e minas terrestres, matando ao menos dez pessoas.

Nesta noite, assisto um DVD que adquiri hoje à tarde de um camelô na RUA TABATINGUERA, intitulado “HELLBOY”. A história é baseada nos quadrinhos consagrados de DARK HORSE. Uma produção de LAWRENCE GORDON/LLOYD LEVIN, dirigida por GULLERMO DEL TORO. Trabalham RON PERLMAN (HELLBOY), SELMA BLAIR, FEFFREY TAMBOR, KAREL RODEN, RUPERT EVANS, JOHN HURT. Quando criança, HELLBOY foi encontrado por tropas que combatiam os nazistas, liderados por RASPUTIN, numa tentativa de abrir um portal com o demônio e ocasionar o APOCALÍPSE. Depois de sessenta anos, o redivivo RASPUTIN e as forças do mal novamente vão tentar atrair o filho do demônio – HELLBOY – para concretizar a abertura do portal do apocalípse e temos então a luta tradicional do BEM contra o MAL. Os efeitos especiais desse filme dão toda a magnificência da grande produção.
 
2 006   :    -    TERÇA-FEIRA
Sinto-me disperso e atrapalhado nesta manhã. Não consigo colocar em ordem os meus arquivos. Muito calor e uma ida para a cidade de SÃO PAULO mais ou menos forçada. Tenho vários compromissos e não dá para “queimar” a terça-feira. No MMDS, GESOFATO está atento ao seu período de estágio. Ele vê que, embora se esforce, não há mais futuro em sua carreira. Na PMBA ele exerce o cargo de oficial auxiliar de administração. Não tem a regalia das promoções. VICTÓRIO assumiu um compromisso para hoje à tarde e não dá satisfação do que irá fazer. Faço de conta que não sei de nada, mas amanhã irei cobrar isso, pois a entidade não pode ficar a mercê de decisões unilaterais.
Também na Sociedade, numa tarde inexpressiva, pouca coisa tem a fazer. O NACLÉRIO HOMEM quer conversar e isso impede que a gente possa trabalhar. Atendo uma senhora que precisa da PENSÃO ESPECIAL deixada pelo ex-combatente e está encontrando muitas dificuldades junto à Comissão Especial da Revolução.
CORONEL MENDES está no dentista. Talvez precise fazer uma cirurgia ainda hoje. Não pode comparecer na Sociedade. O presidente GINO STRUFFALDI também não vem, com outros compromissos. Permaneço no MMDC até às 16:30 horas. A funcionária LUCIENE quer um emprego melhor. Acha que ganha muito pouco na Sociedade e procura agora ajuda para poder trabalhar na Associação dos Oficiais da PMESP, pois ficou sabendo que o CORONEL LUIZ CARLOS DOS SANTOS, presidente da Instituição, está necessitando de alguns funcionários. O ordenado na AOPM é bem melhor do que o que está ganhando no MMDC.
Mais uma vez chove quando estou me deslocando, de ônibus, para GUARULHOS.

O metalúrgico LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA foi recebido com pompa pela rainha ELIZABETH II, nesta terça-feira. O presidente ficará hospedado no PALÁCIO DE BUCKINGHAM durante os três dias da visita oficial que faz a GRÃ-BRETANHA. LULA chegou ao local de carruagem e substituiu o traje White tié por um terno escuro, que apesar de não ser recomendado pelo protocolo, é aceito pelo cerimonial. A primeira-dama, MARIA LETÍCIA, usou vestidos da estilista GLÓRIA COELHO. Além do almoço oferecido pela rainha e pelo marido, o príncipe PHILIP, o presidente irá se encontrar com o primeiro-ministro TONY BLAIR, que pedirá desculpas pelo assassinato do brasileiro JEAN CHARLES DE MENEZES pela polícia londrina, em julho de 2005.

Terminais e pontos de ônibus lotados. Surpresos, paulistanos descobriram hoje que 70% das garagens ficariam fechadas até às 6 horas, numa paralisação organizada pelo Sindicato dos Motoristas. O motivo alegado foi o não-pagamento do salário de fevereiro, mas a greve reforçou a posição das empresas: seis dos oito consórcios da cidade encostaram a Prefeitura contra a parede, ameaçando romper o contrato.

Uma menina de 12 anos e um garoto de 15 foram detidos hoje, em SÃO SIMÃO, acusados de matar a facadas e pauladas o aposentado AUGUSTO ARNALDO LONGO, 75 anos, ontem, na casa dele. A menina confessou participação na morte e apontou o adolescente como o mentor. Ela disse, em depoimento, que o crime foi planejado um dia antes e que não havia a atenção de matar, mas de furtar – a vítima teria surpreendido a dupla. Os garotos levaram cinco reais e duas folhas de cheque. A polícia chegou até a menina com base em quatro ocorrências registradas anteriormente pela vítima, de agressão e ameaças feitas por ela. O rapaz, que nega atuação no latrocínio, tem passagens na polícia por briga e disparo de arma. O assassinato aconteceu por volta das 18 horas de ontem. Quando a polícia chegou à casa onde o aposentado, viúvo, vivia sozinho, no centro de SÃO SIMÃO, ele estava caído de bruços, com ferimentos de pauladas na cabeça e uma perfuração de faca na costela. Os familiares se disseram chocados com a crueldade da morte.

A queda de um meteorito em um matagal nas proximidades da região de TABOCAL, município de SANTO ANTÔNIO DE JESUS, a 190 km de SALVADOR, abriu uma cratera no local e provocou pânico na população. O fato ocorreu por volta das 19:30 horas de segunda-feira e pôde ser visto por várias pessoas que moram naquela área. Tendo em vista o tamanho do objeto que formava uma imensa bola de fogo, a primeira hipótese levantada foi a da queda de um avião. Esta possibilidade, no entanto, foi descartada por policiais militares do 14º Batalhão, que se deslocaram até a região momentos depois da queda do objeto e não encontraram nada que lembrasse a fuselagem de uma aeronave. No local havia apenas alguns focos de incêndio, duas árvores derrubadas e queimadas e uma espécie de pó branco em volta da cratera. O coordenador do Observatório ANTARES, no município de FEIRA DE SANTANA, GEMICRÊ NASCIMENTO, chegou a conclusão de que o fenômeno foi de fato provocado pela queda de um meteorito, que pegou fogo ao entrar na atmosfera terrestre.

A Justiça de PRAIA GRANDE condenou ontem à noite o ex-PM EDIVALDO RUBENS DE ASSIS a 49 anos de prisão pela morte de três jovens em 1999. As vítimas ÂNDERSON PEREIRA DOS SANTOS, de 14 anos; PAULO ROBERTO DA SILVA, 21 anos e THIAGO DE PASSOS, 16 anos, foram abordados por ASSIS e três colegas de corporação quando saíam de um baile no clube ILHA PORCHAT, em SÃO VICENTE. Os rapazes foram agredidos pelos PMs na frente de testemunhas. Os corpos foram achados com tiros nas cabeças num matagal em frente a um shopping de PRAIA GRANDE após 16 dias. Serão levados a júri popular nos próximos meses o ex-tenente MARCELO CHRISTOV e os ex-soldados ALESSANDRO DE OLIVEIRA e HUMBERTO DA CONCEIÇÃO. Eles foram expulsos após o episódio. Assim como ASSIS, todos já haviam sido condenados, num primeiro julgamento, a 59 e 52 anos (caso de ASSIS) de reclusão. Porém, conseguiram anular o júri. As vítimas foram executadas com tiros na cabeça e seus corpos foram escondidos numa cova rasa. Todos eram estudantes, trabalhavam e não tinham passagens pela polícia. Testemunhas viram os rapazes serem agredidos e colocados no camburão da PM em frente ao clube. Vigias do shopping viram os policiais saírem do mangue com o carro, mas sem os três detidos. Eles teriam sido executados para não denunciar os PMs pelas agressões.  

Depois de ser exibida no RIO, chega a SÃO PAULO a mostra CARMEN MIRANDA PARA SEMPRE, que foi inaugurada hoje para convidados e amanhã será aberta para o público no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. Fotos, roupas (algumas são releituras contemporâneas de seu estilo), objetos, são mais de 700 peças reunidas (além de filmes e músicas) para contar a história da “PEQUENA NOTÁVEL” ou a “BRAZILIAN BOMBSHELL” – não há no mundo quem não conheça essa genial estrela que conquistou o BRASIL, a BROADWAY e HOLLYWOOD.
A imagem recorrente que vem à cabeça é a da baiana com badulaques na cabeça sempre sorridente – ela se apresentava com nada menos que 20 quilos sobre o corpo, entre roupas e acessórios, e uma plataforma de 15 cm de altura. CARMEN MIRANDA (1909-1955) “nasceu personagem, era uma artista”, como diz o jornalista e escritor RUY CASTRO, que há pouco lançou uma biografia sobre a estrela. Apesar do enorme sucesso conquistado a partir do fim da década de 1930 nos EUA, para RUY CASTRO a fase da artista no BRASIL é a que precisa ser “urgentemente conhecida pelo público brasileiro”.  Ele, que fez consultoria dos textos presentes na mostra, vai realizar uma palestra gratuita na sexta-feira, dia 10, às 19:30 horas, sobre a vida e a obra da artista na Biblioteca VICTOR CIVITA, no MEMORIAL.  

Morreu, em conseqüência de um infarto, o ator IGOR ZUVELA, de 28 anos. Internado ontem por volta das 15 horas no Hospital SÃO PAULO, ele morreu às 5 horas da manhã. Seu corpo está sendo velado no cemitério de VILA ALPINA, onde será enterrado amanhã. Sem dúvida o teatro perdeu um talentoso jovem ator. Na montagem da comédia A MANDRÁGORA, do Grupo TAPA – que estava em cartaz no TEATRO ARTUR AZEVEDO, no bairro da MÓOCA, onde nasceu – ZUVELA atraía o olhar dos espectadores, e provocava gargalhadas, no papel de um criado. Secundário na trama, destacava-se na encenação dirigida por EDUARDO TOLENTINO. Levado ao TAPA pelo ator ANDRÉ GAROLLI, de quem foi aluno, ZUVELA trabalhou como ator em MAJOR BÁRBARA e em OS EXECUTIVOS, mas foi em A MANDRÁGORA que revelou seu talento cômico. 

O paulista CARLOS acabou levando a pior na disputa do paredão com o comerciário carioca AGUSTINHO, no “BIG BROTHER BRASIL 6”, da GLOBO. Na votação realizada hoje, o advogado acabou eliminado do reality show com 59% dos votos do público, contra 41% conferidos ao competidor carioca. Este foi o segundo paredão de ambos.

Foi cassado o prefeito de BUENOS AIRES, ANÍBAL IBARRA. Ele foi considerado culpado pelo incêndio numa boate que causou a morte de 194 pessoas em dezembro de 2004. Em BUENOS AIRES.

Morreu, aos 75 anos, o guitarrista, compositor e cantor africano ALI FARKA TOURÉ, um dos mais destacados artistas do MALI, país ao norte da ÁFRICA, terra dos griôs. TOURÉ tinha câncer e vivia em BAMAKO, capital do MALI. O músico tornou-se conhecido no mundo todo em 1995, quando o disco TALKING TIMBUKTU, feito em parceria com o americano RY COODER, ganhou o prêmio GRAMMY. TOURÉ esteve em SÃO PAULO em 1998, apresentando-se no HEINEKEN CONCERTS. Nessa ocasião, causou espanto ao mostrar sua destreza e sofisticação tocando o jurukelen (uma guitarra primitiva de apenas uma corda). Nascido na vila de KANAU, perto de GOURMA RHAROUS (às margens do RIO NILO, no nordeste do país), ele foi o décimo filho de sua mãe, mas o único que sobreviveu. Foi mecânico e taxista em BAMAKO. Ainda adolescente, já tinha aprendido a falar as sete línguas do MALI, nas quais cantava suas canções. Depois, passou a vida dividindo seu tempo profissional entre a música e a atividade na terra. Ele só se tornou músico profissional por insistência do diretor do Balé Nacional da GUINÉ, KEITA FODEBA. Em 1988, lançou o primeiro disco pelo selo britânico WORLD CIRCUIT, ALI FARKA TOURÉ. Em seguida, com o bluesman TAJ MAHAL, lançou THE SOURCE, que o projetou internacionalmente. 
  
O cineasta GORDON PARKS morreu hoje em NOVA YORK, aos 93 anos de idade. PARKS foi o primeiro grande diretor negro do cinema americano. Um de seus filmes mais conhecidos é SHAFT, de 1971. Nascido no Estado de KANSAS, PARKS viveu da fotografia durante a GRANDE DEPRESSÃO dos anos 1930. Tornou-se em 1948 o primeiro fotógrafo negro da equipe da revista LIFE, onde trabalhou até 1968.

Pelo menos 15 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas em uma série de explosões que atingiu hoje VARANASI, no norte da ÍNDIA, uma das principais cidades de peregrinação hindu. Uma das explosões ocorreu no templo de SANKAT MOCHAN, pouco antes de os fiéis se reunirem para as orações da tarde. Nas terças-feiras o templo – que fica à beira do sagrado RIO GANGES – fica particularmente cheio, pois são realizadas orações por HANUMAN, o deus com rosto de macaco que representa a força e a coragem.

Os EUA aumentaram hoje a pressão sobre o programa nuclear iraniano, deixando claro que se mantêm irredutíveis em sua exigência de que o IRÃ interrompa as atividades relacionadas ao enriquecimento de urânio e não estão dispostos a aceitar soluções alternativas. A posição americana foi enfatizada pela secretária de Estado, CONDOLEEZZA RICE, e o vice-presidente DICK CHENEY, um dia depois de surgirem no âmbito da AIEA informações sobre uma proposta informal dos russos.

O PAPA BENTO XVI pediu hoje a imediata libertação do pequeno TOMMASO ONOFRI, seqüestrado na semana passada por dois homens em sua casa perto de PARMA, na ITÁLIA. O menino, de apenas 17 meses, é epilético e depende de remédios. Os pais de TOMMASO fizeram um apelo aos criminosos, através da TV italiana, para que eles dêem a medicação ao bebê. Os seqüestradores ainda não pediram qualquer resgate e estão foragidos. Um homem foi preso como suspeito por envolvimento no crime. O seqüestro ocorreu na noite do dia 3 de março, no povoado de CASALBARONCOLO, quando os familiares de TOMMASO jantavam. Sem que nenhum vizinho percebesse, dois homens, mascarados e armados, desligaram a energia elétrica da residência. No momento em que PAOLO ONOFRI, o pai do bebê, foi ao quintal verificar o relógio de luz, os seqüestradores o dominaram.

O JORNAL DA CIDADE DE ARUJÁ publicou nesta terça-feira a seguinte notícia: ENFERMEIRA É ENCONTRADA MORTA DENTRO DO CARRO.
Sábado, 4 de março, por volta das 22:30 horas, a Polícia Militar foi chamada para averiguar uma mulher que se encontrava imóvel dentro de um FORD ESCORT, ano 95, de cor cinza, com placa de ARUJÁ, estacionado na ESTRADA PIRITUBA, PARQUE RODRIGO BARRETO.
Policiais da viatura 31340 foram para o local e lá estava ela, dentro do carro, com as portas travadas e os vidros fechados. Os PMs quebraram o vidro da porta do lado direito do veículo e encontraram S.R.S., 43 anos, viúva, enfermeira, residente no JORDANÓPOLIS, já sem vida.
Junto dela havia uma garrafa plástica de água de coco, várias cartelas do remédio DIAZEPAN, entre outros comprimidos, e ainda uma carta, provavelmente escrita pela vítima, endereçada aos familiares.
O corpo foi levado ao IML e os objetos foram conduzidos ao DP de ARUJÁ, onde foi elaborado o RDO, e os pertences, bem como o veículo, devolvidos aos familiares.

2 007   :      -      QUARTA-FEIRA
O CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está ansioso para ver a publicação de sua reforma em DIÁRIO OFICIAL. Nem bem levanto e ele já “cobra” de mim se já abri a Internet para ver isso.
Consigo conversar, por telefone, com o CORONEL PM ALMIR DE ALBUQUERQUE, atual comandante do CPAM-7 (GUARULHOS) solicitando a ele marcar uma data para receber os dirigentes do núcleo local da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele ficou de me dar um retorno. 
Nossa ida em POÁ, amanhã, para assinar documentos no fórum local, fica combinada para as 15 horas. Forçosamente retornarei a terra onde nasci e lembranças boas e más virão á tona. Depois de conversar, pelo telefone, com meu irmão, vou para a cidade de SÃO PAULO.
Os oficiais do MMDS estão “assanhados” com a visita do presidente dos ESTADOS UNIDOS, GEORGE W. BUSH. BUSH foi entrevistado por cinco jornalistas latino-americanos, um de cada país que visitará, a partir de amanhã. Segundo ele, BRASIL e EUA devem trabalhar juntos para disseminar a tecnologia de etanol na AMÉRICA LATINA e reduzir a dependência de petróleo na região. BUSH jogou um balde de água fria nas pretensões uruguaias de assinar com os EUA um acordo comercial.
A cidade de SÃO PAULO vai enfrentar o caos nas 20 horas em que o presidente BUSH estiver nela. Entre a noite de amanhã e o fim da tarde de sexta-feira, dezenas de ruas serão interditadas. Todos os deslocamentos dele serão por terra, assim como da primeira-dama, LAURA BUSH, que terá seus próprios compromissos. O pior é que haverá manifestações contra BUSH e isso obriga que toda a polícia esteja de prontidão. Para nós, do MMDS, cabe a parte de palestras, onde a segurança de uma pessoa controvertida como BUSH poderá influir muito nos destinos do mundo. Até um atentado não está fora de cogitações e motivos há de sobra para que isso aconteça.
Na tarde, temos muito movimento na Sociedade. Comparecem para o encontro das quartas-feiras: GINO, CORONEL MENDES, CORONEL CANAVÓ, NACLÉRIO HOMEM, PROFESSORA MARIA ODETE, ALDO, bem como duas candidatas à funcionária, ocupando o lugar da LUCIENE. Uma delas, a que chega primeiro, foi encaminhada pelo CORONEL RICARDO. Faço um teste com ela. Peço para escrever sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER (sugestão feita por telefone pelo MENDES, antes de chegar na Sociedade). Depois, peço para que ela passe para o computador essa redação. Logo chega a segunda candidata, esta indicada pela própria LILIAN, que a conhece. Usamos o mesmo critério de avaliação, isso sem contar as perguntas necessárias para conhecimento da pessoa. O GINO e depois o MENDES também sabatinam as candidatas.
Perco um bom tempo atendendo duas pessoas que procuram dados sobre ex-combatentes. Um deles, CÉSAR, conheceu o GINO, o MENDES e eu naquele jantar no CPOR, quando fomos homenageados com a Medalha SOLAR DOS ANDRADAS. Quer saber qual foi a participação de seu pai na Revolução, pertencendo ao 4º RI, sediado em QUITAÚNA.
A outra pessoa, que já havia entrado em contato comigo, via Internet, traz documentos comprobatórios da participação do ex-combatente na Revolução. Ele tem procuração da viúva.
Além de tudo, atendemos telefonemas do Sr GERALDO FARIA MARCONDES e do advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO sobre documentos que precisam ser encaminhados à 2ª Instância, onde correm dois processos movidos pela REGINA CELENTANO.
Também telefona a advogada ELISA MARIA, que se tornou recentemente nossa associada e está trabalhando para o sucesso do JUBILEU DE DIAMANTE. Quer que estejamos presentes na próxima quarta-feira, em Palácio, a fim de assistir a uma palestra do AFIF DOMINGOS, que falará sobre desburocratização. Pretende marcar uma audiência do GINO, MENDES e eu na Santa Casa de Misericórdia para tratar de assuntos referentes aquele prédio que pertence a essa Instituição e que foi construído com dinheiro da Revolução, na Campanha “DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO”.      
O MENDES deixa-me no TERMINAL ARMÊNIA. Vai começar um drama nesse meu retorno a GUARULHOS. Chove e a VIA DUTRA fica totalmente congestionada. Levo muito tempo para chegar em casa. LUCINDA conta que caiu um temporal na cidade e que tudo ficou escuro, não só em GUARULHOS como também em vários outros locais.

A subestação de fornecimento de energia de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, interrompeu a distribuição, nesta tarde, e deixou bairros do Centro e nas zonas norte e leste da Capital às escuras. Pelo menos 450 mil pessoas ficaram sem energia, entre 17:55 e 18:45 horas. O blecaute afetou o Metrô e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em pleno horário de pico. As plataformas ficaram abarrotadas.
A FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS, responsável pela subestação GUARULHOS, ainda não sabe porque houve a queda de energia. O corte afetou diversas estações da Eletropaulo. Para piorar a situação, uma forte chuva, na zona leste, também interrompeu o fornecimento de energia em vários bairros.

A torcida palmeirense esperava ver mais um show alviverde, assim como ocorreu no clássico contra o CORINTHIANS, domingo, quando venceu por 3 a 0. Os torcedores corintianos, após invadirem o treino do time, ontem, para exigir raça, imaginavam que a equipe finalmente reencontraria a vitória no Estadual. A noite de hoje, no entanto, não foi nada boa para os torcedores dos times rivais. O CORINTHIANS, pelo menos, não foi tão ruim, afinal estava perdendo por 1 a 0 e arrancou um empate (1 a 1) com o MARÍLIA, fora de casa. Mas já são cinco jogos sem triunfo e distante 9º lugar, com 17 pontos. Já o PALMEIRAS, que vinha embalado na competição, perdeu para o bom NOROESTE (terceiro lugar, 24 pontos), no PALESTRA ITÁLIA, por 2 a 1, e segue na 8ª posição, com 19 pontos.

A partir de hoje, o médico infectologista DAVID UIP acumula as direções do Instituto do Coração (INCOR) e da FUNDAÇÃO ZERBINI. Dessa maneira, a ZERBINI cumpre uma das principais exigências feitas pelo governador JOSÉ SERRA para que o governo de SÃO PAULO assuma parte da dívida da Fundação. 

O deputado federal PAULO MALUF assumiu a presidência estadual do PP, em SÃO PAULO A Comissão Executiva nacional do partido, por meio de um ato, destituiu o atual presidente da legenda paulista, deputado CELSO RUSSOMANNO, e colocou em seu lugar o ex-prefeito da cidade. O ato foi assinado pelo presidente nacional do PP, deputado NÉLIO DIAS, e promete provocar nova crise interna na legenda.
Hoje, já falando como presidente regional, MALUF disse que a sua missão é fortalecer o PP no Estado, com vistas às eleições municipais de 2008. “Conheço muito bem SÃO PAULO e acho que estou apto para encontrar os meios e as pessoas para fortalecer ainda mais o PP”, afirmou. RUSSOMANNO disse hoje não reconhecer o ato do PP nacional. O deputado tem uma decisão da Justiça que o favorece, garantindo o direito de permanecer como presidente da comissão provisória que dirige a legenda desde o ano passado. “Se o partido oficializou esse ato, mais uma vez estão desrespeitando uma ordem judicial”, disse RUSSOMANNO.

Uma semana após o assalto a banco, seguido de tiroteio, que deixou uma estudante paraplégica, na Avenida IBIRAPUERA, em MOEMA, ladrões voltaram a agir na região, hoje. Ao tentar roubar um advogado que acabara de sacar R$2.320,00 do BRADESCO, da mesma avenida, um ladrão baleou uma comerciante que trabalhava no caixa de sua lanchonete. A bala atingiu o ombro esquerda dela a um palmo do coração, e ficou alojada. Fora de perigo, a vítima já está em casa.
O crime ocorreu na Praça NOSSA SENHORA APARECIDA, a cerca de 500 metros do Banco ITAÚ, assaltado na quarta-feira da semana passada, dia 28 de fevereiro. Naquele dia, em meio a tiroteio entre polícia e bandidos, quatro pessoas foram atingidas e duas delas, a estudante PRISCILA APRÍGIO ficou paraplégica e o eletricista RAIMUNDO JOSÉ JESUS DOS SANTOS, de 39 anos, mutilado.
Hoje, o alvo foi o advogado JOÃO FRANCISCO DE AVELAR NETO, de 64 anos, que ao meio-dia, saiu do BRADESCO com um maço de dinheiro no bolso traseiro da calça. Seguido por dois assaltantes, ele entrou no TOP  LANCHES, em frente à praça, e pediu suco. Ao lado dele estava o comerciante ANTHONY ABUDI, de 42, que aguardava cigarros.
Dois homens entraram no comércio nesse momento. Um deles sacou um revólver e disse a ABUDI:”Não é com o senhor, fique calmo”. O outro, desarmado, colocou a mão no bolso de NETO. O advogado reagiu, torcendo o braço do criminoso.
“Nessa hora, o outro ladrão apontou a arma para a cabeça do JOÃO. Eu puxei ele e o empurrei quase para dentro do balcão. Foi quando o rapaz atirou”, contou ABUDI. O tiro atravessou o vidro do caixa, resvalou numa caixa de pilhas e atingiu a comerciante, que gritou: “Fui baleada, me ajudem”.
Policiais militares em motos ouviram o estampido e foram à lanchonete. Um deles rendeu e algemou, na frente do estabelecimento, o desempregado MICHEL DEILSON DA SILVA, de 18 anos, que portava um revólver 38 com numeração raspada. O mesmo PM socorreu MARIA, ordenou que um motorista parasse e a levasse ao Hospital ALVORADA.
O outro ladrão, RUBEM DA SILVA, de 28 anos, correu e foi rendido na praça. Segundo o delegado do 27º DP (IBIRAPUERA) EMÍLIO PERNAMBUCO, MICHEL réu primário, teria dado o tiro. RUBENS, acusado de roubo, estava em liberdade condicional.

O Congresso aprovou quatro projetos da área de segurança que elevam penas e aceleram a tramitação de processos criminais. No Senado, duas propostas do pacote de medidas foram aprovadas no plenário. Um deles aumenta as exigências para a concessão da progressão do regime para presos condenados por crimes hediondos. Caso seja primário, o preso só poderá ser beneficiado pela progressão do regime depois de cumprir dois quintos da pena em regime fechado. Se for reincidente, poderá requerer o benefício após cumprir três quintos da pena.
Outro projeto aprovado no Senado classifica como falta disciplinar grave o uso de celulares por presos e fixa pena de três meses a um ano de prisão para funcionários de penitenciárias que facilitarem o acesso a esses aparelhos. Os dois projetos vão agora à sanção presidencial.

Há riscos de novos desmoronamentos no JARDIM PAULISTA I, em MONTE ALTO, 365 km da Capital, segundo um laudo apresentado hoje pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em conjunto com o Instituto de Geologia do Estado de SÃO PAULO.
Na segunda-feira, dia 5, em virtude de erosão do solo, dez casas e um estabelecimento comercial foram engolidos por uma cratera de 200 metros de comprimento e 6 metros de profundidade. O laudo aponta também que três residências da Rua 12 de Outubro, cujas estruturas estão comprometidas, devem ser demolidas. A Prefeitura informou que pretende executar a tarefa até o dia 9. Por outro lado, de acordo com o documento, moradores de 28 casas que foram interditadas ontem podem voltar.

O roubo de uma carga de remédios na Rodovia Presidente DUTRA terminou com dois suspeitos mortos na madrugada, no PARQUE ALVORADA, em GUARULHOS. Feito refém pelo bando, o caminhoneiro JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS, de 50 anos, foi liberado pelos bandidos ao lado do Terminal do TIETÊ, sem ferimentos.
O caminhoneiro foi rendido na Rodovia Presidente DUTRA, quando seguia sentido Capital, e colocado num AUDI. O restante do bando seguiu com o caminhão pela própria rodovia. Uma pessoa que testemunhou o roubo ligou para a PM. Os bandidos foram localizados em GUARULHOS. Dois deles acabaram baleados em tiroteio no PARQUE ALVORADA. Os suspeitos ADRIANO MARTINS FERNANDES, de 24 anos, e JAIRO CÍCERO DA SILVA, de 22, foram socorridos, mas morreram no PS ALVORADA. O caminhão, com a mercadoria foi localizada pela polícia poucos quilômetros depois do local do roubo.

Internado nesta quarta-feira o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES, de 79 anos, no Instituto do Coração, em SÃO PAULO. Apresentou pneumonia e disfunção renal. Será transferido amanhã para a UTI.

Faleceu DARCÍLIO DE CASTRO RANGEL, aos 95 anos, natural de GUARATINGUETÁ. Foi diretor do Banco do Estado de SÃO PAULO, onde trabalhou durante 38 anos. Trabalhou também na Companhia de Promoção de Exportações do Estado e da Companhia de Seguros do Estado de SÃO PAULO. Tesoureiro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SÃO PAULO e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi presidente do LIONS CLUBE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO e fundador e diretor do Instituto MINISTRO JOSÉ GERALDO RODRIGUES DE ALCKMIN.

“Não pensei, pulei no vazio em busca de socorro”. Braços inchados, mãos queimadas, YUNADI SRIMULYO contava no Hospital PANTI RINI como escapou do BOEING 737-400, de companhia nacional GURUDA, que pegou fogo ao pousar no aeroporto de YOGYAKARTA, na INDONÉSIA, hoje de manhã (noite de quarta-feira, dia 7,no BRASIL). Ele é um dos 117 passageiros que conseguiram fugir do avião em chamas, num desastre que matou 23 pessoas e expôs a precária segurança no sistema de transportes do país.
O governo local ordenou a investigação sobre o acidente, o terceiro com um avião comercial no país em três meses, enquanto aumentam as pressões para o ministro dos Transportes, HATTA RADJASA, demitir-se. Quarenta e cinco minutos antes da queda, o avião decolara de JACARTA, aparentemente sem problemas, com 133 passageiros e sete tripulantes. A chegada, no entanto, foi dramática. O tempo estava bom quando de aproximou do aeroporto de YOGYAKARTA, 400 km a sudeste da capital Indonésia, às 7 horas. Passageiros contaram que o avião se aproximava rápido demais. A aeronave sacudiu violentamente e, ao pousar, terminou num arrozal, deixando pedaços pela pista.

A astronauta LISA NOWAK foi demitida pela NASA. A americana virou notícia ao ser presa em 5 de fevereiro após dirigir 1.500 km para agredir COLLEEN SHIPMAN, suposta namorada do seu amante, o astronauta BILL OEFELEIN. A mulher enfurecida de ciúmes usou fralda para não precisar ir ao banheiro no trajeto entre as cidades de HOUSTON (TEXAS) e ORLANDO (FLÓRIDA). Detida com uma faca, uma marreta, uma pistola de chumbinho e spray de pimenta, NOWAK disse à polícia que queria “só dar um susto” na rival. A astronauta responde a ação na Justiça por agressão e tentativas de seqüestro e roubo.

Chegou ao fim a saga do CAPITÃO AMÉRICA, super-herói dos gibis criado na 2ª Grande Guerra Mundial para sintetizar a alma americana. Com sua roupa vermelha, branca e azul (em alusão à bandeira dos EUA), ele venceu os mais perigosos vilões, porém teve um fim medíocre: foi abatido com um único tiro. O herói morreu 65 anos após ter sido criado. A “MARVEL COMICS”, que edita as aventuras do personagem, lançou esta semana nos EUA o último gibi da série. O exemplar narra o trágico destino do CAPITÃO AMÉRICA, alvo de um franco atirador na escadaria da Corte Federal de MANHATTAN, em NOVA YORK.

O verdadeiro papai SMURF, o cartunista YVAN DELPONTE, morreu hoje em BRUXELAS, aos 78 anos. O desenhista belga, que criou os SMURFS ao lado do cartunista PETER CULLIFORD, o PEYO, também ficou famoso por seu trabalho nas histórias em quadrinhos SPIROU, entre 1955 e 1968. DELPONTE esteve à frente do fenômeno dos SMURFS, que completa 25 anos. O desenho animado reúne um simpático grupo de homenzinhos azuis que vivem na natureza em casinhas de cogumelo. A única exceção é o PAPAI SMURF, líder do grupo, que usa um gorrinho vermelho. Há também o malvado mago GARGAMEL, sempre acompanhado de seu gatinho CRUEL.

2 008       :        -     SEXTA-FEIRA
O diretor alemão ROLAND EMMERICH se notabilizou pelas superproduções repletas de ação e carregadas de efeitos especiais – “INDEPENDENCE DAY” (1996), “GODZILLA” (1998) e “O DIA DEPOIS DO AMANHÔ (2004). Sua nova empreitada, “10.000 a.C.” (2007), é um épico ambientado no período paleolítico, o que no cinema de EMMERICH se traduz em manadas de mamutes passando pela tela e tigres dentes-de-sabre avançando sobre os personagens.
Mas algo deu errado entre a idéia e sua realização. Os arrasa-quarteirões de ação criados pelo diretor não costumam primar pelos bons enredos nem pelas atuações. Em “10.000 a.C.”, porém, ele parece ter perdido o bom senso.
Com um visual e enredo que remetem a “A ERA DO GELO” (2002) e “APOCALYPTO” (2006), o filme conta a história de D´LEH (STEVEN STRAIT), jovem guerreiro que é discriminado pelos companheiros de tribo por que no passado seu pai fugiu da aldeia. Quando um grupo rival invade o local e seqüestra sua amada, EVOLET (a americana filha de brasileira CAMILLA BELLE), ele parte numa jornada repleta de perigos que o conduz ao EGITO dos faraós.
Até chegar nesse ponto o espectador que conseguiu se manter acordado percebeu que o elenco desconhecido se mostra bastante inadequado, a história é fraquinha e tola demais e, inúmeras vezes, o longa-metragem se transforma numa comédia involuntária.

Tendo um compromisso nesta manhã, levanto mais cedo. Posso ler alguns dos jornais rotineiros e ainda trabalhar no computador, até 8 horas.   
Numa das manhãs mais quentes de março, contrariando ordens do médico, vou apanhar muito sol, embora use o bloqueador solar, até atingir o local da reunião, Rua OVÍDIO PIRES DE CAMPOS, 215, no Complexo do Hospital das Clínicas, no NARA (NÚCLEO DE APOIO À REDE ACADÊMICA). Ali se encontram: MILTON FERNANDES, MARA, VERÔNICA, Professor ADILSON. O JÚLIO é o nosso orientador. Ele explica o que vem a ser KHRONOPEDIA e faz o treinamento da incubadora para administradores e correspondentes. Isso é algo cansativo. Deixo o local, depois das 12:30 horas, um tanto quanto tonto. Somente vou me sentir aliviado quando chego no MMDC.
Ali já tinha chegado o CORONEL MENDES. Conversamos sobre vários assuntos. Vou lhe mostrar o que vem a ser a SONICO, na Internet. Mas somo interrompidos com a chegada de AIRTON CARLOS GATTO GERLIN, residente em BARIRI, que veio conhecer a Sociedade. O MENDES não agüenta a chateação e vai para o GRANDE ORIENTE. Fico atendendo o senhor GERLIN e não é fácil dispensá-lo. Com isso, muita coisa que precisava fazer fica para um segundo plano.
VICTÓRIO comparece na Sociedade para se queixar de problemas financeiros. Quer ajuda. Acontece que o MMDC não tem condições de emprestar qualquer soma de dinheiro. Eu, muito menos. Estou trabalhando no vermelho com as obras da laje. Vou ter que, forçosamente, fazer um empréstimo bancário na semana que vem.
No computador da Sociedade tenho um problema com o programa “MAR8 07-09”. A idéia seria imprimir todo o arquivo referente ao 7 de março. Apenas consigo fazer isso até a página 10 (total de 36). A chegada de MAURÍCIO MERCADANTE vai me impedir de corrigir o erro. Por volta das 17 horas deixo o MMDC, num dos piores dias deste ano. Uma espécie de tontura “embota” o cérebro. No ônibus que me reconduz a GUARULHOS venho dormindo. O trânsito da Via DUTRA é difícil.     
Em casa, aos poucos, vou me recompondo. No computador, procuro resolver o problema surgido no MMDC. Consigo imprimir as páginas que restavam.

Na véspera do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça aprovou hoje a concessão de indenizações a sete mulheres que foram perseguidas políticas entre 1946 e 1985. Uma das beneficiadas foi CLARA CHARF, viúva de CARLOS MARIGHELLA, fundador da Aliança Libertadora Nacional. Aos 83 anos, ela terá direito a uma pensão vitalícia de R$2.520,00 por ter sido obrigada a deixar a profissão de aeromoça, em 1946, quando começou a ser perseguida pelo governo. NANCY MANGABEIRA UNGER, irmã do ministro ROBERTO MANGABEIRA UNGER, foi outra beneficiada com uma indenização em parcela única de cem mil reais.
ESTRELLA DALVA BOHADANA BURSZTYN, HALUE YAMAGUTI DE MELO e BEATRIZ ARRUDA também receberam indenização de cem mil reais, em parcela única. Assim como CLARA CHARF, ANA WILMA OLIVEIRA MORAES ganhou o direito de receber uma pensão vitalícia no valor de dois mil reais, além de 282 mil reais atrasados.
O último processo que estava sendo julgado nesta noite era o de MARIA DO SOCORRO DE MAGALHÃES, que foi presa pela polícia e torturada em 1972.

O ex-secretário-geral do PT SÍLVIO PEREIRA, o SILVINHO, vai acompanhar o trabalho de garis da Prefeitura de SÃO PAULO no serviço de limpeza das ruas do bairro do BUTANTÃ, na zona oeste da cidade, a partir de segunda-feira, 10 de março. Também acompanhará o desempenho dos trabalhadores que tapam os buracos nas ruas. SILVINHO não vai varrer ruas e nem “pôr a mão na massa”, mas prestará serviço comunitário e atenderá quem chegar à administração regional para reclamar dos serviços.

Vinte e quatro pessoas foram feridas durante uma explosão no conjunto habitacional recém inaugurado em CIDADE TIRADENTES, hoje pela manhã. O prédio, construído pela CDHU tem 60 apartamentos. Os moradores estavam no local há apenas três dias – as 58 famílias tinham sido transferidas de uma favela em uma área de risco na zona norte. A principal suspeita é de que a explosão tenha sido causada por um vazamento de gás. O acidente ocorreu pouco antes das 7 horas, quando muitos moradores ainda estavam dormindo. 

Desesperada com o fogo que se alastrava no conjunto habitacional em CIDADE TIRADENTES, a dona-de-casa NATALIE LOZADA GALDINO, de 17 anos, resolveu tomar uma atitude dramática para salvar a vida do filho KAYKE, de 2 anos. Ela o jogou do terceiro andar do prédio diretamente para os braços de um vizinho. KAYKE saiu praticamente ileso da queda de 13 metros.
Do terceiro andar, KAYKE caiu nos braços do vizinho, e em seguida acabou na calçada. Sofreu apenas alguns arranhões.
NATALIE esperou a ajuda dos bombeiros mais de meia hora. Mais tarde, já no abrigo improvisado, e recuperado do susto, o pequeno KAYKE contava sua versão do que tinha ocorrido. “A mamãe jogou da janela. Lá do alto. E eu cai”, dizia ele, apontando o dedo para o alto, para, em seguida, mostrar a boca ferida na queda.

Um protesto contra as condições de transporte na zona sul transformou a ESTRADA DO M´BOI MIRIM em uma verdadeira praça de guerra hoje pela manhã. A manifestação teve como saldo quatro ônibus e dois carros apedrejados, além de 10 pessoas detidas. Fechada por cinco horas, a via só foi liberada depois da intervenção da Tropa de Choque da PM.
Barricadas de fogo – formadas por pneus, tijolos e madeira – foram usadas para bloquear o tráfego. Os manifestantes se queixavam da lentidão dos ônibus no corredor e da lotação dentro dos veículos.

Os presidentes da COLÔMBIA, EQUADOR e VENEZUELA concordaram hoje em encerrar a crise provocada pela incursão militar colombiana em território equatoriano, depois de um intenso debate na cúpula do GRUPO DO RIO, na REPÚBLICA DOMINICANA, durante o qual trocaram pesadas acusações e queixas.
Atendendo ao pedido do anfitrião da cúpula, o presidente dominicano, LEONEL FERNÁNDEZ, ÁLVARO URIBE, RAFAEL CORRÊA e HUGO CHÁVEZ selaram o acordo com abraços e apertos de mãos.
Logo que as primeiras imagens de apertos de mão e sorrisos dos presidentes HUGO CHÁVEZ (VENEZUELA), ÁLVARO URIBE (COLÔMBIA) e RAFAEL CORRÊA (EQUADOR) em SANTO DOMINGO chegaram ao Palácio do Planalto, auxiliares do governo brasileiro lamentaram a ausência do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA na reunião de cúpula do GRUPO DO RIO, na REPÚBLICA DOMINICANA.
Na abertura do pronunciamento, em SANTO DOMINGO, o chanceler CELSO AMORIM fez questão de justificar a ausência de LULA. AMORIM disse que no mesmo momento em que ele fazia o discurso, o presidente da República estava no RIO, recebendo presidente de PORTUGAL, ANÍBAL CAVACO E SILVA, por conta das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao BRASIL (1808-2008). O ministro disse que a data era importante porque a partir de então construiu-se a Nação e a independência do País.

Humilhação, maus-tratos e discriminação são as reclamações recorrentes entre os 11 brasileiros que desembarcaram hoje pela manhã no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS, após terem sido barrados na ESPANHA. O grupo deportado chegou no início da manhã num vôo da IBÉRIA, juntamente com três paraguaios que também foram impedidos de entrar na ESPANHA por agentes da imigração.

O governo colombiano anunciou hoje a morte de outro comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC. O guerrilheiro conhecido como IVÁN RÍOS, de 46 anos, era o mais jovem dos sete integrantes da guerrilha e um dos mais próximos ao seu porta-voz, RAÚL REYES, que morreu há uma semana em território equatoriano.
RÍOS teria sido morto por um membro da sua própria força de segurança conhecido como “ROJAS”, após intensos combates com o Exército colombiano numa região limítrofe entre os Departamentos (Estados) de CALDAS e ANTIOQUIA, segundo o ministro de Defesa colombiano, JUAN MANUEL SANTOS.

Às vésperas das eleições gerais do dia 9 de março na ESPANHA, o grupo separatista PÁTRIA BASCA E LIBERDADE (ETA) trouxe hoje o terrorismo de volta ao centro do debate político, matando o ex-vereador socialista ISAÍAS CARRASCO em MONDRAGÓN, no País Basco. O primeiro-ministro socialista, JOSÉ LUÍS RODRÍGUEZ ZAPATERO, e o líder da oposição, MARIANO RAJOY, do direitista Partido Popular, uniram-se para condenar o atentado, numa reunião de todas as forças políticas no Congresso.
Depois de uma conversa por telefone entre ZAPATERO e RAJOY, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o PP cancelaram seus comícios de encerramento de campanha, previstos para hoje em MADRI e noutras cidades. Depois, foi divulgado um comunicado, assinado por todas as bancadas parlamentares e pelos sindicatos dos trabalhadores e patronal, no qual eles se diziam “dispostos a responder a essa agressão de forma firme e unitária”.  

2 009       :      -        SÁBADO
“O QUE MAIS ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS VIOLENTOS, NEM DOS CORRUPTOS, NEM DOS DESONESTOS, NEM DOS SEM ÉTICA. O QUE MAIS ME PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS”
                                                                                MARTIN LUTHER KING

Ontem tomei um remédio para tirar dores que sentia no joelho esquerdo. O resultado é que dormi dez horas seguidas, levantando neste sábado, meio dopado, por volta das 9 horas. Ontem esqueci na Sociedade Veteranos de 32-MMDC as páginas impressas dos dias 6 e 7 março e hoje tenho idéia de ir buscá-las. Falta ânimo na parte da manhã.
Leio os jornais O ESTADO, JORNAL DA TARDE e DIÁRIO DE SÃO PAULO. Com certa dificuldade consigo colocar no computador as principais novidades.
No período da tarde, por volta das 16:30 horas, resolvo ir até a cidade de SÃO Paulo, enfrentando temperatura de quase 30 graus. No MMDC imprimo ainda algumas páginas que ficaram faltando com relação aos dias 6 e 7 de março e deixo o centro da cidade um pouco antes das 18 horas. Nesta noite, além de assistir aos jornais da Bandeirantes e da Globo, colo as páginas das memórias de 6 e 7 de março em livros montados para isso.

As comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER começaram hoje no centro da capital. Pelo menos seis mil mulheres participaram de uma série de atividades no VALE DO ANHANGABAÚ. Com foco nas mulheres socialmente excluídas, como moradoras de rua, o Sindicato dos Comerciários montou 30 tendas com diversos serviços para atendê-las. Elas puderam tomar banho, cortar os cabelos, fazer exames médicos, tirar documentação, consultar advogados e plantonistas da Delegacia da Mulher. A festa terminará amanhã, às 18 horas.
Na PRAÇA DA BANDEIRA, pelo menos 200 garis receberam cuidados de beleza em um evento organizado pela ONG EDUCA SÃO PAULO, em parceria com o Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC. Elas ganharam cortes de cabelo, penteados e maquiagens. Também foram distribuídos mil batons.

A espera pela estréia de NEYMAR chegou ao fim, e a torcida santista gostou do que viu. No primeiro jogo como profissional, o atacante de 17 anos mostrou personalidade na vitória por 2 a 1 sobre o OESTE, no PACAEMBU. Não marcou nenhum gol, mas deu bons passes e ajudou a equipe a se manter no G4 do Estadual.
O arsenal de armas roubado na quinta-feira, dia 5, do Centro de Treinamento Tático (CTT), em RIBEIRÃO PIRES, no ABC, poderia armar uma companhia inteira da Polícia Militar, caso a PM trabalhasse com carga individual, ou seja, cada soldado com sua pistola. Uma companhia é formada por 120 a 180 policiais. “Sem citar o poder de fogo que a companhia teria, pois as pistolas roubadas são semiautomáticas”, diz o deputado estadual MAJOR PM OLÍMPIO GOMES, do PV.

O soldado da PM que atirou ontem no perueiro SEVERINO ALBERTO LAURENTINO, de 35 anos, foi afastado das ruas até que seja concluído o Inquérito Policial Militar, que deve apurar se o disparo foi acidental ou intencional. O motorista dirigia a van sem autorização e foi parado pela polícia na altura da Ponte da VILA GUILHERME, na zona leste da capital. Ele foi baleado pelo PM no rosto, e não corre risco de morrer.

A Justiça determinou a demolição de parte do OSCAR´S HOTEL, de propriedade do empresário OSCAR MARONI, que também é dono da boate BAHAMAS. A decisão é de primeira instância e cabe recurso. A área condenada tem 250 metros quadrados e fica no térreo do terreno localizado, na região do Aeroporto de CONGONHAS. Segundo a decisão, parte do edifício não está de acordo com as regras de zoneamento.
O empresário diz que foi colocado na posição de vilão após o acidente com o AIRBUS A320 da TAM, em 17 de julho de 2007. No mês seguinte, o hotel foi interditado porque a Prefeitura alegava que ele prejudicava pousos e decolagens em CONGONHAS. Dias depois, o hotel foi fechado novamente e, desde então, aguarda decisão na Justiça. A boate BAHAMAS também continua fechada, porque a Prefeitura não liberou o alvará.  

A dona de casa VERÔNICA CRISTINA RÊGO BARROS, de 31 anos, morreu hoje após ser submetida supostamente a uma cirurgia do lado errado do cérebro. Ela teria batido a cabeça ao cair do banheiro há uma semana, e um coágulo foi diagnosticado no lado esquerdo. Laudo médico recomendou cirurgia. No Hospital Estadual GETÚLIO VARGAS, na PENHA, teria sido feita do lado direito.
O diretor do hospital, CÉSAR RODRIGUES, afastou o neurocirurgião que a operou, PEDRO RICARDO MENDES, e o chefe da equipe de neurocirurgia, identificado só como doutor TORQUE. Segundo RODRIGUES, MENDES está no hospital desde 2001 e é concursado. “Estamos apurando se houve erro médico, mas a suspeita é muito grande”, disse. Os médicos afastados não puderam ser entrevistados. RODRIGUES informou que a paciente foi internada na sexta-feira passada, dia 27 de fevereiro, operada na segunda-feira, dia 2 de março, supostamente do lado errado, e novamente na quinta, dia 5, no lado certo, pelo mesmo cirurgião. O diretor disse que vai apurar também por que a família demorou para ser informada do erro. Foi a denúncia de uma parente que revelou o suposto erro.
A família fez registro na 22ª Delegacia. O corpo de VERÔNICA foi levado para o IML, para necropsia.

Reportagem publicada pela revista VEJA desta semana reforça a suspeita de que o delegado da Polícia Federal PROTÓGENES QUEIROZ usou métodos ilegais para investigar autoridades influentes e até pessoas do círculo pessoal do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA durante a OPERAÇÃO SATIAGRAHA. A lista de investigados pelo delegado incluiria a ministra-chefe da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF, e o filho do presidente, FÁBIO LUIZ DA SILVA, o LULINHA.

Os números mais recentes da economia brasileira aumentam a possibilidade de que o País enfrente recessão técnica (dois trimestres seguidos de retração do PIB) e já levam economistas a prever um ano inteiro sem crescimento. O risco de recessão reforça a pressão para que o Banco Central seja mais agressivo no corte dos juros, a começar pela reunião desta semana. A pressão vem até de conselheiros econômicos do presidente LULA, que recomendaram uma redução mais veloz da taxa. A queda do PIB no quarto trimestre de 2008 é dada como certa. 

O arcebispo de OLINDA e RECIFE, DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO, aconselhou hoje o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a procurar um teólogo para falar de temas ligados à religião. SOBRINHO excomungou os envolvidos no aborto de gêmeos de uma menina de 9 anos estuprada pelo padrasto, e reagiu à declaração de LULA de que “a medicina está mais correta que a igreja”.

A cúpula do VATICANO voltou a defender a excomunhão dos médicos que realizaram um aborto de gêmeos em uma menina de 9 anos, que havia sido estuprada pelo padrasto em PERNAMBUCO. O argumento: “os gêmeos eram inocentes”. O jornal italiano LA STAMPA publicou hoje declarações do presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, cardeal GIOVANNI BATTISTA RE. Para ele, a excomunhão dos médicos foi “justa”, mesmo que a interrupção da gravidez tenha sido feita dentro da lei. A mãe da menina, que autorizou o aborto, também foi excomungada publicamente pela Igreja. Na avaliação do cardeal BATTISTA RE, a interrupção voluntária da gravidez “representa o assassinato de uma vida inocente e, para o código do Direito Canônico, quem pratica ou colabora diretamente com o aborto cai na excomunhão.
Durante sua visita ao BRASIL, em 2007, o pontífice insistiu na questão do aborto e falou com representantes do governo contra os projetos de leis que flexibilizam a interrupção da gravidez. A Igreja também é contra o aborto de anencéfalos e as pesquisas com células-tronco embrionárias.  

Roteirista de “A DOCE VIDA” (1960), de FELLINI, e de outros 82 filmes, TULLIO PINELLI morreu neste sábado, aos 100 anos, em ROMA, de causa não revelada. PINELLI, descendente de família nobre, era casado com a atriz MADELEINE LE BEAU, que tem um pequeno papel em “OITO E MEIO”, também roteirizado por ele e um dos mais célebres filmes de FELLINI, que conheceu em 1947, numa banca de jornal. Nunca conseguiu concretizar o projeto que selou sua amizade com ele, um filme sobre um escriturário capaz de voar, assim como “VIAGGIO A TULUM” sobre o encontro de FELLINI com o bruxo mexicano CASTAÑEDA, que está sendo filmado por MARCO BARTOCCIONI.
PINELLI, no entanto, publicou um livro, “LA CASA DI ROBESPIERRE”, aos 90 anos. São cinco contos sobre pessoas comuns, como os melancólicos personagens de “A ESTRADA DA VIDA” (LA STRADA) e “ABISMO DE UM SONHO” (LO SCEICCO BIANCO), dois outros filmes de FELLINI roteirizados por ele. PINELLI também foi parceiro de PIETRO GERMI e MÁRIO MONICELLI.

2 010      :        -        DOMINGO
Um domingo que começa sem chuva, temperatura amena. Pela Internet vejo a mensagem do CORONEL PM Res DAVID GASPAR FARIA, nosso velho conhecido dos tempos do CPA/M-1. Ele assim se declara com relação ao falecimento do CORONEL PM Res IVAN VIEIRA DE CAMARGO, de sua turma:
Repasso a triste noticia do falecimento do meu contemporâneo de Escola de Oficiais e de Tobias de Aguiar, de quem me tornei amigo, alias quem conheceu e conviveu momentos com o IVAN, ficava seu amigo, o jeito dele ser obrigava a gente ficar seu amigo. Vai nas palavras do seu companheiro de Turma/69 DAVID uma homenagem justíssima para uma pessoa autêntica e irmão de todos.
From: David Gaspar Faria
To: TOGNETTI, Americo
Cc: Ernesto TASSO ; RUIVO ; GALANTE ; PALMEIRA ; AdilsonCOLA ; EDELCIO ; Gerson VITORIA ; NELSON CHIAVONE ; MELLONE ; CLARET ; GUARINO ; VARDOVELLI
Sent: Sunday, March 07, 2010 12:07 AM
Subject: Re: Falecimento
A todos:
O colega Crásse, crásse..!!, foi um exemplo que passou batido por muitos.
Quando. o então 2º Ten Mendes foi capturado em Registro (1970), após se oferecer heroicamente para garantir a vida de seus subordinados durante as operações de contra-guerrilha no Vale da Ribeira, a Força Pública, representada pelo então 1º Batalhão Policial "Tobias de Aguiar" e pela 7ª Cia.Independente de Registro, adentrou às matas da região para tentar resgatar o nosso grande herói.
O então 2º Ten Ivan comandou um pelotão que, sem recursos e sem logística, permaneceu pelo tempo de quase duas semanas nas matas, sem as mínimas condições adequadas para uma operação dessa natureza. Afinal de conta, sabemos todos, só boa vontade não resolve...!!!
Retornaram sem êxito, naturalmente, porém, o então 2º Ten Ivan contraiu moléstias devido às condições insalubres da operação (infecções devido às picadas de mosquitos, friagem, falta de equipamentos adequados, de logística etc.. etc).
Para quem não sabe, o nosso amigo era de uma estrutura física robusta, e embora não fosse muito alto, era um tipo musculoso, realmente; pois bem, as moléstias contraídas o definharam de uma forma tal que nunca mais se recuperou. Quem o conheceu antes dessa operação e quem o conheceu após, conheceram dois Ivans (Camargo era o seu nome de guerra, à época): um muito forte e outro já bem mais magro, comparando-se como era antes da citada operação de tentativa de resgate.
Até hoje eu nunca soube (posso até estar mal informado..!!, mas duvido) de que nunca a Corporação se aproveitou dessa história citada, para disso produzir conhecimento. É evidente que providências foram tomadas após, como a criação do POE (Pelotão de Operações Especiais), que gerou a COE (Cia. de Operações Especiais).
Porém, referindo-me à questão Saúde, lamentavelmente este fato passou batido. Eu nunca soube de estudos de caso em que esse exemplo fosse utilizado para se evitar que fatos assim fossem previstos para casos futuros pudessem ser evitados. Verdadeiro exemplo de amnésia institucional.
Até o presente momento não estou sabendo a causa mortis do amigo, nem mesmo se existe uma relação de causa-efeito desta com o fato supracitado. Porém, entendi ser oportuno veicular essa msg no sentido de, aproveitando-se o momento, valorizar a pessoa de Ivan Vieira de Camargo, um jovem que, apesar das adversidades, colocou acima de tudo o seu empenho em buscar localizar um colega de turma. Aliás, modesto e discreto como era, de poucas palavras como tipo humilde do interior paulista, não mediu esforços para tentar resgatar um amigo, um colega de turma.
Reflitamos sobre o fato: sinceramente..., qual é a disponibilidade, a disposição, a motivação da oficialidade para a participação em operações de risco dessa natureza, hoje?!!  Qual é a disposição, realmente, para se fazer de exemplos como esse e de Mendes Jr. para que a juventude policial militar não mais passe por tais exemplos de despreparo institucional..?!!  O nosso serviço de Saúde tem consciência desse fato?!!  Pq., à época, não houve acompanhamento do serviço de Saúde à tropa do Ten Ivan..?!!  E se fosse hoje, teria esse acompanhamento por tempo de operação com duração indeterminada..?!! 
Outras questões poderiam advir dessas reflexões. Somente aproveitei o ensejo para expressar um desabafo devido à dor da perda de um colega de turma de muito valor, realmente uma pessoa muito querida, que há tempos eu não via, mas que nunca me esqueci de seus feitos.
Como disse Ernest Hemingway em seu romance "Por quem os sinos dobram..?", -"Nunca perguntes por quem os sinos dobram, porque eles dobram por ti", numa alusão de que todos nós juntos, na nossa rede social, fazemos parte de um único corpo vivo; assim, a cada vez que os sinos soarem um toque fúnebre na verdade este toque estará sendo por você também, pois foi uma parte sua que também morreu.
Querido irmão Ivan (Crásse.., crásse ...!!, como ele com seu sotaque interiorano tratava o pelotão como chefe de turma), você hoje mexeu comigo. Penso que tenha mexido com todos, pois você, como disse, É um irmão muito querido.  Para aqueles que tiveram a  paciência de ler este relato até agora quero que saibam que termino estas linhas chorando, algo que há tempos não fazia.
De uma coisa tenho absoluta certeza: num Universo tão ilimitado, superior ao nosso parco entendimento, constituída por faixas de onda de energia que nem sonhamos existir, a Lei de Lavoisier continua valendo; "na Natureza nada se cria, nada se perde, porém tudo se transforma".
Querido Irmão Ivan, simplesmente você foi na frente. Mas, tenha a certeza que quando alguém parte, é nesse momento que quem o conheceu de perto faz justiça a quem partiu, e por ele dá o seu testemunho. Assim sendo:  - Cára.., você foi demais ...!!!  Sempre te admirei pela sua simplicidade, pela sua discrição, pela sua Lealdade, pelo seu Heroísmo e pela sua Paciência, acima de tudo..!!".
Atenção .., Crásse ..!!
Des can...sááár ...!!!
(Afinal, Você merece ...!!!).
Que o Grande Arquiteto do Universo o receba no Panteão dos Heróis, e que vele, proteja, ilumine e guarde todos os seus entes queridos
David Gaspar Ribeiro de Faria
Coronel da Reserva - Aspirante 69

repasso este presente corpo de msgs. com um adendo ao final, apenas para fazer constar que o POE (Pelotão de Operações Especiais), que a seguir gerou a COE (Cia. de Operações Especiais), no início dos anos 70, foi criado por iniciativa do então 2º Ten PM Getúlio Gracelli, tbm. aspirante/69, colega de turma de Mendes Jr. e de Ivan.
Graças à iniciativa do Getulião, a Força Pública tem hoje aquilo que na época já deveria ter tido. Lembro-me bastante de suas dificuldades, vencidas mercê de sua Perseverança, Lealdade e Constância, assim como me lembro tbm. do respeito que os primeiros componentes da tropa de Operações Especiais nutriam por ele. Isso não está esquecido por quem o conheceu.
Quem viveu na época (anos 70), se lembra; e quem se lembra, deve divulgar aos q. não viveram aquela época tenebrosa e que nem ao menos tinham nascido, como ensinamento histórico e como medida para que a Corporação evolua. Caso contrário, será um eterno recomeçar.
Abraço em todos,
David

Obrigado, meu eterno Cmt ..!!!
Ventura será sempre um nome inesquecível para mim.
Abraço,
David

Com profundo pesar, comunico o falecimento de nosso colega CEL. RES EURIDES MONTEIRO DA SILVA, Aspirante de 1961.
A morte ocorreu na madrugada de 2 para 3/03 e o sepultamento foi em Bauru, às  17:30 hs de hoje, 3/03
Nosso colega sofreu um enfarte fulminante
Estiveram em Bauru representando a Turma de Asp/61 : Carlos Fuga, Romualdo Fuga, Spínola, Rolim e Carlos de Carvalho
Abraço a todos / C.Fuga
BENEDITO DONIZETI MARQUES
Turma Tiradentes
bdmarques@gmail.com

ESTIMADO CIAPINA
EURIDES nasceu em 10 de outubro de 1939. Entrou para a nossa querida FORÇA PÚBLICA em 15 de fevereiro de 1957. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1961. SUAS PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 15 de dezembro de 1962; 1º TENENTE - 24 de maio de 1966; CAPITÃO - 23 de março de 1970; MAJOR - 25 de janeiro de 1979; TENENTE-CORONEL - 15 de dezembro de 1983.
Não tenho a data de sua promoção a CORONEL. A última vez que o vi, faz anos, foi na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.
Aproveito esse momento triste para lembrar que o IVAN nasceu em 18 de maio de 1945. Entrou também na nossa saudosa FORÇA PÚBLICA em 1º de setembro de 1966. Foi declarado a ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1969. Promoções do IVAN:  
2º TENENTE - 15 de dezembro de 1969; 1º TENENTE - 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO - 25 de janeiro de 1979; MAJOR - 24 de maio de 1987; TENENTE-CORONEL - 25 de agosto de 1991; CORONEL - 31 de dezembro de 1994. Passou para a reserva em 4 de março de 1996, se não me engano como Comandante do CPAI-12.
Ao EURIDES e ao IVAN minhas saudades.

CAROS COMPANHEIRO DO GBB
TEMOS, ROTINEIRAMENTE, UM COMPORTAMENTO MUITO EXIGENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO RELACIONAMENTO E TRATAMENTO QUE ENCONTRAMOS NAS UNIDADES DA NOSSA CORPORAÇÃO E ÀS VEZES DEIXAMOS DE REGISTRAR OS FATOS POSITIVOS QUE ENCONTRAMOS.
NO ÚLTIMO DIA 26 DE FEVEREIRO COMPARECI NA DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO (DSA) DA DIRETORIA DE PESSOAL (DP)PARA SER SUBMETIDO AO EXAME PSICOLÓGICO PARA REVALIDAÇÃO DO PORTE DE ARMA. FUI ATENDIDO PELA PSICÓLOGA RAQUEL, NÃO SABENDO SEU POSTO OU GRADUAÇÃO, PORÉM TIVE UM ATENDIMENTO RESPEITOSO, LHANO, CORTEZ, PROFISSIONAL E PELO QUE PUDE OBSERVAR É FATO COSTUMEIRO NAQUELA DIVISÃO. FUI MUITO BEM RECEBIDO E ATENDIDO PELA MAJOR CLÁUDIA, CHEFE DAQUELE DEPARTAMENTO.
ASSIM FICA AQUI REGISTRADO O NOSSO ELOGIO AO TRATAMENTO DADO AO VETERANO REFLETINDO O PROCEDIMENTO USUAL DAQUELA DIVISÃO.
PANE
ASP 74/TURMA CIDADE DE SÃO PAULO  

Oi Marinho... tudo bem?
Obrigada pelas felicitações ao meu aniversário...
Estou ficando velha.... rs
Parece que foi ontem que eu estava brincando na casa do vovô em cima da minha árvore predileta..... rs
Olha... eu ainda não tenho o dia para o nosso encontro, pq preciso resolver um problema em Itanhaém no fim da semana que vem... aliás, era para eu ter ido neste fim de semana, mas achei que ia chover muito e acabei não indo, agora preciso fazer isso no próximo fim de semana se DEUS quiser...
Se tudo der certo, espero poder fazer esse encontro no outro sábado, isso se você e a Carminha puderem é claro...
A  gente não pode adiar muito, pq estamos ficando velhos e eu quero curtir muito vocês ainda...
Eu conversando com a Carminha, ela me disse que você tem um acervo de livros muito grande e que recebe doações também... é verdade?
Bem... por enquanto fico por aqui...
Um ótimo fim de domingo para vc e sua família.
Um abraço
Marli Helena
Em 7 de março de 2010 19:41, Mario Ventura escreveu:
ESTIMADA MARLI
Desculpe ter "esquecido" a data de seu aniversário.
É que as atribulações são tantas que o tempo para abrir a internet se torna curto.
Embora com atraso queira receber o meu abraço por ocasião do seu natalício.

CARÍSSIMA MARLI
Cada louco com a sua mania.
A minha loucura começou quando tia Antonieta, nos fins da década de 40 e início dos anos 50 começou a me dar as revistas e os livros que ficavam encalhados no correio, que era na casa do vovô FONSECA. Tenho-os até hoje.
São quatro cômodos de papéis para desespero de dona LUCINDA. Aliás, foi matéria do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO. Vou ver se encontro a reportagem para lhe passar. Além disso com o dinheiro da herança de minha mãe comprei duas casas velhas que ficam de fronte da minha e as transformei num lan house para o meu neto, e na HEMEROTECA VENTURA (coleção de jornais).
Minhas memórias começaram em 9 de julho de 1950, quando eu tinha 13 anos.
Aguardo a data do encontro na casa da Carminha.

Invicta em clássicos, a PORTUGUESA acabou com as chances de o SANTOS igualar as campanhas nos estaduais de 1927, 1961 e 1968, quando chegou a 12 vitórias consecutivas. Os MENINOS DA VILA, que estacionaram em “apenas” nove triunfos consecutivos, seguem na liderança do Campeonato Paulista e até podem comemorar o resultado, conquistado aos 44 minutos do segundo tempo após muita pressão. SANTOS e LUSA ficaram em 1 a 1.

RICARDO GOMES voltou ao comando efetivo do SÃO PAULO e o time retomou a confiança. A vitória por 2 a 0 sobre a PONTE PRETA em CAMPINAS colocou a equipe de volta ao G-4. Missão cumprida e alívio na pressão que pairava sobre o TRICOLOR, após dois jogos em dívida com a torcida.
O SANTO ANDRÉ, vice-líder do Campeonato, agora com 30 pontos – dois a menos que o líder SANTOS – goleou nesta noite o BOTAFOGO, de virada, por 4 a 1 e passou a ter, ao lado da equipe santista, o melhor ataque da competição, com 33 gols.
MANO MENEZES quis usar o duelo com o SÃO CAETANO, em BARUERI, para buscar alternativas entre os reservas do CORINTHIANS. Mas teve de apelar a velhas soluções. Na etapa final, pôs em campo ELIAS, JORGE HENRIQUE e DENTINHO, autor do gol da vitória por 1 a 0, para dar fim à série de três jogos sem vencer no Estadual e voltar ao G-4.

O atacante nigeriano ENDURANCE IDAHOR, do EL-MERRIEKH, foi enterrado hoje na presença de um grande número de pessoas, depois de desmaiar em campo, ontem, durante jogo pelo Campeonato Sudanês, e morrer a caminho do hospital.
IDAHOR, de 25 anos, que era dirigido pelo técnico brasileiro JOSÉ LUIZ CARBONE, caiu no gramado e começou a tremer. O árbitro rapidamente autorizou a entrada de uma ambulância em campo. Mas o jogador não respondeu ao atendimento médico no gramado e foi conduzido ao centro médico. A causa da morte ainda não foi revelada. IDAHOR chegou ao AL-MERREIKH em 2006 e participou de 176 jogos, marcando 118 gols.
RIO - O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil buscam, no Rio Comprido, o corpo da dona de casa Waldete Santos da Silva, de 27 anos. Desde a madrugada, os agentes trabalham na comunidade do Escondidinho, na Zona Norte. Por volta das 21h30m deste sábado, a residência de Waldete foi soterrada por um desabamento na Rua Projetada A, acesso pela Rua Cândido de Oliveira. A vítima estava com o marido, que conseguiu escapar, e a filha Yasmin Policarpo, de 10 anos, que sofreu ferimentos leves e foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, na Praça da República. No mesmo endereço, ocorreu uma segunda morte, também em decorrência do desabamento. O corpo da outra vítima, ainda sem identificação, foi retirado pelos bombeiros, no início desta manhã, e está no Instituto Médico Legal (IML), na Avenida Francisco Bicalho.
A inauguração do Hospital da Mulher HELONEIDA STUDART, em SÃO JOÃO DO MERITY (BAIXADA FLUMINENSE), com a presença da pré-candidata à presidência da República, ministra DILMA ROUSSEFF e do governador SÉRGIO CABRAL, que tentará a reeleição, antecipou de vez a campanha. Bandeiras do PT e do PDT, antigo partido de DILMA, faixas e até carros de som agradeciam ao governador e à Chefe da Casa Civil, apesar de não haver nenhum centavo de investimento federal na obra. A Justiça fixou em 6 de julho o início da propaganda eleitoral deste ano.
As obras de instalação das portas de segurança nas plataformas da estação VILA MATILDE do Metrô causaram problemas aos passageiros que hoje utilizaram a linha 3 VERMELHA – CORINTHIANS-ITAQUERA a PALMEIRAS-BARRA FUNDA. Quem percorreu esse trecho trocou de trem até duas vezes para prosseguir viagem.
Um casal está sendo investigado pela Polícia Civil de JUNDIAÍ por ter deixado as cinco filhas pequenas presas dentro de um barraco, para dançar forró numa casa de show da cidade. As crianças têm idade de 1 a 9 anos, e, durante a noite, ficaram privadas de comida e dos cuidados dos adultos. O caso só foi descoberto pelos vizinhos do casal que ouviram quando as meninas choravam e gritavam, por estarem presas sozinhas no barraco.

Pelo menos seis pessoas morreram em decorrência da forte chuva de sábado à noite no Estado do RIO, entre elas, duas crianças. Na zona norte da capital deslizamentos de terra fizeram quatro vítimas nos bairros de ANCHIETA e RIO COMPRIDO. As outras duas mortes foram registradas em NITERÓI. A chuva começou no início da noite e prosseguiu durante a madrugada em alguns pontos, causando transbordamento de rios, congestionamentos e cortes de energia. 

Com bandeiras chilenas a meio pau no primeiro dos três dias de luto oficial pelas vítimas do terremoto que matou mais de 800 pessoas, saqueadores começaram hoje a devolver eletrodomésticos roubados após o tremor, com medo de serem presos. Na noite de ontem, uma campanha de TV arrecadou sessenta milhões de dólares para as vítimas da catástrofe. Hoje, nova réplica sacudiu o centro do CHILE.

Mais de cem pessoas morreram hoje na NIGÉRIA em conflitos entre nômades islâmicos e aldeões cristãos perto da cidade de JOS, onde a violência sectária causou centenas de morte em janeiro. Aldeões em DOGO NAHAWA, ao sul de JOS, disseram que nômades da etnia FULANI atacaram por volta das 3 horas da manhã (23 horas de sábado em BRASÍLIA), atirando para o alto antes de esfaquearem aqueles que saíam de casa.

Uma onda impressionante de ataques com morteiros, foguetes, granadas de mão e bombas em BAGDÁ e noutras partes do IRAQUE matou hoje pelo menos 40 pessoas e feriu mais de 100, mas não impediu que muitos iraquianos saíssem para votar na segunda eleição para o Parlamento – que escolherá o primeiro-ministro e o presidente – desde a invasão de 2003.

O americano ADAM GADAHN, que atuava como porta-voz da AL-QAEDA, foi preso hoje em KARACHI, no PAQUISTÃO. Horas antes de ter sido capturado pelo serviço de espionagem paquistanês, GADAHN apareceu num vídeo da rede terrorista convocando os muçulmanos nos ESTADOS UNIDOS a realizar atentados para prejudicar a economia americana.
GADAHN, de 41 anos, cresceu no condado de RIVERSIDE, na CALIFÓRNIA. Converteu-se ao islamismo numa mesquita próxima de sua casa. Estava sendo procurado pelo FBI desde 2004. Também conhecido como YAHYA MAJADIN ADAMS, tornou-se o primeiro americano acusado de traição em mais de 50 anos.
No vídeo divulgado hoje, GADAHN vestia túnica branca, turbante e empunhava um fuzil. Ele também conclamou os muçulmanos integrantes das Forças Armadas a imitarem o MAJOR NIDAL HASAN – americano que, em novembro, matou 13 pessoas durante um ataque na base de FORT HOOD, no TEXAS.

2 011      :      -          SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL
Uma noite tenebrosa passada no quarto da frente de casa. O barulho da rua é infernal. Na madrugada chegam o PAULO CÉSAR, KÁTYA e IAGO. Depois encosta um ônibus na rua e não desliga o motor. Durante minutos seculares fica perturbando o sono dos moradores da Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Dormi muito pouco e levanto com dores pelo corpo todo.
Ainda leio os jornais e digitalizo o dia 7 de março. Sem a internet acredito que a caixa de mensagens deve estar bem cheia. Os pedreiros comparecem por volta das 9 horas. Por volta das 11 horas vou para a cidade de SÃO PAULO. A viagem é realizada de maneira agradável. Tanto a VIA DUTRA como a MARGINAL TIETÊ estão vazias. Pouca gente trabalha nesta data.
Com a ajuda do RONALDO vou entrar na internet, usando o seu computador. Faço uma limpeza na caixa de mensagens, deletando 204 mensagens. Depois tento atualizar meu blog. Faço isso em parte (não consigo atualizar o dia 6 de março). Ainda na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que não abre hoje para o publico, vou imprimir as páginas dos dias 6 e 7 de março de minhas memórias.
Por volta das 15:10 horas recebo um telefonema da LUCINDA. Diz ela que a telefônica acaba de reeligar o “speedy”. Significa dizer que poderei contar com a internet e acertar as respostas de algumas mensagens pendentes.  
Começa a esfriar nesta tarde. Retorno a GUARULHOS em apenas 30 minutos.
Apesar de toda a atrapalhada causada pela reforma do telhado, as coisas vão sendo remediadas da melhor maneira possível. Posso entrar na Internet e recuperar o tempo perdido. Recebo um telefonema de minha filha MARIZETE. Diz ela que virá nos visitar amanhã cedo, acompanhada do ADALVO. Faz um bom tempo que ela não vem a GUARULHOS.
Mais uma vez irei dormir no quarto da frente. Vamos ver se dessa vez será melhor do que ontem, um verdadeiro sofrimento. Trabalho até tarde no computador 

Nesta noite recebo do Presidente GINO STRUFFALDI a sua palavra para ser publicada no “32 EM MOVIMENTO” de março.
Com a Palavra o Presidente – 3
A vida, às vezes, nos proporciona  algumas surpresas. Vejamos: - Em 1939, ao casar-me com a Dinorah, tornei-me concunhado do Nequinho, que residia no interior do Paraná e só fui conhecê-lo alguns anos mais tarde, quando ele, com a esposa passou uns dias em minha casa.
            Decadas depois, hospedei-me em sua casa, em Curitiba, ele já viúvo, quando fui assistir ao casamento de um amigo.
Nequinho, o cidadão Manoel Claro, bom papo, bem falante, alegre, de vida regrada e amante do naturismo, costumava passear descalço pela grama molhada, mesmo nos dias frios. Após alguns contatos esporádicos, não mais nos vimos, nem nos comunicamos.
Há dias, um sobrinho comum, residente em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o meu grande amigo Zezinho, enviou-me, via Internet, a reportagem em que uma jornalista entrevistava duas pessoas que haviam completado 100 anos de existência; uma delas era o Nequinho, elegantemente vestido, esbanjando simpatia, contando entre outras coisas que tinha muitos livros em sua biblioteca e ainda lia muito, às  vezes  até sem óculos.
De repente, a surpresa:- “Tomei parte na revolução de 32”. – Imaginem o impacto emocional por que passei ao saber que um meu antigo amigo e parente era também meu companheiro de luta na Revolução Constitucionalista. Entrei imediatamente em contato telefônico com ele pedindo-lhe informações entre as quais o fronte onde combateu, e sua unidade militar.
Em seguida falei com o Cel. Ventura, secretário e historiador da nossa Sociedade, o qual já entrou em contato com o nosso colaborador Mariano Taglianetti, residente em Curitiba e filho do combatente Vicente Henrique Taglianetti. Mariano já contatou com o Nequinho e está pensando em organizar uma caravana que viria a São Paulo, possivelmente no dia 23 de maio, uma das datas históricas da Revolução.
Se isso ocorrer, haja emoção!  Revê-lo, aqui em São Paulo, após tantos anos e, quem sabe, assistir à sua condecoração como combatente de 32 é over-dose. Agüenta coração! 

A fina garoa não desanimou hoje os 1500 foliões que percorreram ruas do BIXIGA, atrás do BLOCO DOS ESFARRADOS, um dos mais antigos da cidade.

Foi sepultado no fim da tarde, em LINHA SALTO, interior de SANTO CRISTO, no RIO GRANDE DO SUL, o metalúrgico CHARLES KRAEMMER, de 32 anos, a 27ª vítima da tragédia na BR-282. Na madrugada de sábado, um caminhão que transportava madeira tombou e se chocou contra um ônibus no oeste de SANTA CATARINA. O metalúrgico morreu em um hospital de SANTA ROSA, RIO GRANDE DO SUL, para onde havia sido transferido na noite de domingo. A mulher de KRAEMMER, NÍVEA LISENFELD, de 28 anos, permanece internada em SANTA ROSA.

Cinco homens armados e encapuzados invadiram e assaltaram na madrugada o SAN RAPHAEL RESORT, um hotel de luxo em ITU, a 98 km de SÃO PAULO. Eles renderam funcionários e entraram em um dos apartamentos amarrando um hóspede e sua filha. Um turista conseguiu avisar a polícia por celular. Com o hotel cercado, um dos ladrões tomou uma adolescente como refém, mas acabou entregando a arma e foi preso.

Uma turista de 26 anos sofreu ferimentos graves no GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA, quando o corro em que ela era mantida refém se chocou contra uma mureta durante perseguição da polícia. Moradora de SÃO BERNARDO DO CAMPO, a publicitária MEIRE LÍGIA TERAZIMA e uma amiga chegavam ao apartamento onde estavam hospedadas no carnaval, às 7 horas, quando foram abordadas por dois criminosos. Eles invadiram o apartamento e roubaram iPAD, celular, um relógio e trezentos reais. Em seguida, fugiram levando MEIRE como refém no carro dela, um HYUNDAI i30. Acionada, a PM identificou o veículo e iniciou a perseguição. Foi quando aconteceu o acidente. Um dos assaltantes conseguiu fugir com os objetos roubados e o outro foi detido. A publicitária sofreu fraturas nas pernas, costelas e machucados no rosto. Atendida no Hospital SANTO AMARO, ela foi transferida hoje para o ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO. 

A UNIÃO DA ILHA, uma das escolas atingidas pelo incêndio há um mês, abriu a segunda noite de desfiles no RIO. E tentou compensar destruição com alegria. Não houve dinheiro para refazer tripés – como o que representava o navio HMS BEAGLE, no enredo sobre a vida de CHARLES DARWIN – e tampouco reconstituir fantasias. Mas criatividade compensou falta de dinheiro – adereços em espuma da ala sobre as células foram substituídos por balões coloridos. No fim, faixa simbolizou o espírito da escola: “UNIÃO, eis o mistério da vida.” A SALGUEIRO entrou em seguida e estourou o tempo do desfile em dez minutos. Para acelerar, a bateria nem pôde entrar no recuo. Um carro sobre o OSCAR chegou a pegar fogo e outro de KING KONG emperrou. Muitos componentes choravam na dispersão da SAPUCAÍ.
No fim da primeira noite, a escola eu deu o que falar foi a UNIDOS DA TIJUCA, que desfilou na madrugada. Sob o comando do carnavalesco PAULO BARROS, esbanjou criatividade em alegorias e fantasias no enredo ESTA NOITE LEVAREI SUA ALMA. A comissão de frente surpreendeu. Vestidos de preto, seus integrantes “perdiam” cabeça e pernas em diferentes momentos. Ao se abaixarem com as mãos nas cabeças pintadas de branco, davam, pelo contraste com as roupas negras e imóveis, impressão de que as tiravam do pescoço. Na verdade, estavam apenas inclinados para a frente. Eles ensaiaram o truque secretamente desde dezembro. Houve ainda outras surpresas, como o carro do personagem HARRY POTTER reproduzindo banquete em uma mesa suspensa. A TIJUCA saiu da avenida aos gritos de “bicampeã”.
Última da primeira noite, a MANGUEIRA parou a bateria por 14 segundos. E, ousadia maior, até puxadores pararam de cantar. Só se ouvia o samba na voz de componentes e arquibancada. A “paradona” encantou, mas as alas afastadas perderam o ritmo, atrapalhando a evolução. Já a VILA ISABEL fez um desfile correto sobre cabelos, com GISELE BÜNDCHEN e carros grandiosos, mas sem inovação.
Mesmo sem samba no pé e com curvas de modelo, ela foi a grande atração da SAPUCAÍ. GISELE BÜNDCHEN brilhou no último carro da UNIDOS DE VILA ISABEL,  penúltima escola a entrar no sambódromo na madrugada, embora muitos espectadores tenham demorado a reconhecê-la. Antes de estrear no sambódromo, GISELE passou por um dos camarotes lotados de personalidades, acompanhada do marido, o astro de futebol americano TOM BRADY. A top ficou 25 minutos em uma frisa bem perto da pista, incentivando passistas e acenando para o povo. Ela recebeu os pais, três irmãs, cunhadas e outros poucos amigos em um cercadinho dentro de outra área reservada para vips como GLÓRIA PIRES, BETH LAGO e JOÃO BOSCO. O atleta americano foi abraçado pelo jogador RONALDINHO GAÚCHO, que desfilava pela PORTELA.
Ressurgiu na concentração, pouco depois das 3 horas, representando a VÊNUS do século 21, em um vestido dourado bem curto, sem plumas, com uma tiara na cabeça e cabelos soltos – como convinha ao enredo que era sobre cabelos. Conduzida ao seu posto de rainha, GISELE foi aplaudida pelas ocupantes da alegria.

Depois de intensa batalha do domingo, os combatentes rebeldes foram expulsos de BIN JAWAD e ocupavam hoje posições numa faixa a 2 km de distância a leste da cidade. Aviões MIG, de fabricação russa, sobrevoavam o complexo petroquímico de RAS LANUF, 45 km a leste, firmemente controlado pelos rebeldes, ocasionalmente disparando mísseis. Dois deles atingiram um carro e feriram o casal, três crianças e a avó que viajavam nele. O carro acabava de passar por um posto de controle dos rebeldes na saída de RAS LANUF. Muitas famílias deixaram hoje a cidade, um conjunto habitacional construído há 30 anos para os trabalhadores da petroquímica, hoje com 10 mil habitantes.
A ONU estimou hoje que mais de 200 mil refugiados já deixaram a LÍBIA desde o início dos confrontos, mas o número total de pessoas que fugirão do país por causa da violência deverá alcançar 400 mil. Além dos refugiados, outras 600 mil pessoas dentro do território líbio precisam de auxílio internacional, afirmou VALERIE AMOS, secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Humanitários.
Em meio à onda de protestos e violência no Norte da ÁFRICA, mais de 1300 refugiados chegaram nos últimos dias à ilha italiana de LAMPEDUSA, ao sul da SICILIA, em 14 embarcações, informou a Guarda Costeira. A maioria dos refugiados é de tunisianos. Eles foram levados a um centro de recebimento de refugiados.

Em meio a pressões para agir na crise da LÍBIA, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, afirmou hoje que a OTAN passou a analisar uma opção militar para conter as ações de MUAMAR KADAFI contra os opositores, até mesmo o envio de armas aos rebeldes. Em BRUXELAS, líderes diplomáticos da organização acrescentaram que a aliança não poderá se manter passiva se o líder líbio continuar atacando a população. A FRANÇA e a GRA-BRETANHA trabalham em um projeto de resolução para impor uma zona de excluso aérea na LÍBIA, disse uma fonte diplomática, acrescentando que ele deverá ser apresentado em breve, talvez esta semana, ao Conselho de Segurança da ONU. O chanceler britânico, WILLIAM HAGUE, confirmou a informação, mas disse que o texto precisa de apoio regional. Hoje, os países do GOLFO e os membros da LIGA ARABE se manifestaram a favor da zona de exclusão aérea.    

7 DE MARÇO DE 2012      :      -        QUARTA-FEIRA
Com a programação de visitar ITAPETININGA nesta quarta-feira saio de casa antes das 6 horas. Chego cedo na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, enquanto aguardo o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e a enfermeira SOLDADO PM MÔNICA FUJIMOTO, tento copiar algumas linhas do livro “MULHER PAULISTA NO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932” para serem lidas na ocasião da solenidade sobre a data do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, no SESI daquele município.
GENERAL WALDOMIRO DE LIMA quando Governador Militar do Estado de São Paulo, após a Revolução de 32, disse:
“Bastam 12 mulheres de São Paulo para abalar o Brasil”.
Em 1933, J. RODRIGUES escreveu no prefácio de seu livro sobre a Mulher PaULISTA: As virtudes cívicas e morais da MULHER PAULISTA, reveladas nos 3 meses da Revolução Constitucionalista, foram de tal grandeza e explendor que, enquanto o Brasil for Brasil jamais deixará de ser iluminadas por esse foco ingente de luz e arrebentar em borbotões do coração magnânimo e santo das boas filhas desta Terra. É um grito de justiça por Aquela que, havendo sido o verdadeiro esteio desse movimento admirável e arrebatador, e contra o qual os séculos esbarrarão debalde, ainda não foi celebrada uma obra alguma que de propósito e exclusivamente tratasse do seu nome, e bem que tantas andem por aí escritas sobre a luta armada. Filhas extremosas deste torrão abençoado de São Paulo, aqui tendes o vosso e não nosso livro, pois vós o escrevestes, vós lhe destes a seiva e a vida. E nós homens, lido o livro onde através dos tempos ficará esculpida a fisionomia moral das nossa mães, das nossas esposas, das nossas filhas, das nossas irmãs e das nossas noivas. DEUS permita que entre as cartilhas pátrias, doravante, os bons pais de família saibam colocar mais esta nas mãos ternas e inocentes de seus filhos, a fim de que, cônscios da terra grandiosa a que pertencem, e do sangue que sulca por suas veias, jamais desdigam das virtudes de seus maiores.
BENDITA TERRA QUE TAIS FILHOS GERASTES!
BENDITAS FILHAS QUE TAL TERRA MERECESTES!

Com a chegada da enfermeira MÔNICA e do CORONEL PM EDILBERTO, aguardamos a viatura que vem vindo de ITAPETINGA. Isso demora um pouco por causa do trânsito. Novamente é o PM JÚLIO, nosso conhecido de 2011, que conduz o veículo. Vamos fazer uma viagem agradável até ITAPETININGA. Em determinado trecho da estrada, por causa do congestionamento dos carros, o PM JÚLIO demonstra toda a perícia como motorista e, com a sirene ligada, consegue atravessar o caudal imenso de veículos que estavam quase parados na via expressa.
Chegamos no SESI justamente às 10 horas, quando está começando a cerimônia do dia dedicado às mulheres itapetininganas. O 2º SARGENTO PM ALEXANDRE HATANNIOS, da Diretoria de Finanças, está fazendo uma palestra dedicada às mulheres, e que agrada muito. O TENENTE-CORONEL PM RAUL GALINDO, Comandante do 22º BPMI, recepciona-nos, bem como seus oficiais. Após a palestra do HATANNIOS, muito bem humorada e que movimentou a platéia, dá a entrega do DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO ENFERMEIRA JULIANA FABIANO ALVES, criado pelo Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e o CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA são os primeiros a receber o diploma. Em seguida, entregamos o diploma a várias enfermeiras convidadas para o evento.
Nasce JULIANA FABIANO ALVES, em SÃO MANOEL, em 13 de maio de 1913. Filha do MAJOR DA GUARDA NACIONAL JOAQUIM FABIANO ALVES e de dona ANA FRANCO FABIANO ALVES. Aos 11 anos se muda para ITAPETININGA com a família, fixando residência nessa cidade. Nela adquire as primeiras letras e se forma professora na renomada ESCOLA NORMAL PEIXOTO GOMIDE. Por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, então com 19 anos, JULIANA e suas outras cinco irmãs voluntariaram-se para servir ITAPETININGA e SÃO PAULO como enfermeiras do Exército Revolucionário. Após meses de sofridos cuidados e intensa dedicação, a Revolução chega ao fim e JULIANA retorna sua vida de professora, vindo a se tornar educadora de escol por demais conhecida em toda ITAPETININGA, cidade para a qual chegou a ser vereadora por cinco legislaturas, bem como vice-prefeita (1960 a 1963) e prefeita em exercício, por noventa dias, o que a tornou a única mulher até os dias atuais a chefiar o Executivo do município. Dotada de valores morais, éticos, sociais e religiosos expressivos, foi ministra da Eucaristia por muitos anos e uma das educadoras mais influentes da história da Educação de ITAPETININGA, tendo seu nome ligado a diversos educandários e à Associação de Ensino, a qual ajudou a fundar e vice-presidiu com o melhor de suas energias, inteligência e dedicação.
Na seqüência da cerimônia há apresentação de um show musical a cargo de um trio de soldados que tocam várias músicas dedicadas às mulheres.
Ainda há entregas de inúmeros brindes, através de sorteios procedidos pelo TENENTE-CORONEL PM RAUL GALINDO, fazendo com que a atenção dos presentes vá até mais de 13 horas, quando se encerra a solenidade. Também eu recebo um presente, embora seja um dos últimos sorteados. Recebo um CD de DANIEL “PRA SER FELIZ”, com dizeres de FERNANDO PESSOA, que muito chamam a atenção: “Ser feliz é reconhecer que ale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.” 
TENENTE-CORONEL PM RAUL GALINDO leva-nos para almoçar no RISTORANTE VILA ROSA, que fica localizado à Rua QUINTINO BOCAÍUVA, 929, no Centro de ITAPETININGA.
Deixamos ITAPETININGA depois das 15 horas. Agora é o PM CRUZ quem guia a viatura do comandante. Mas, na altura da cidade de TATUÍ, somos obrigados a trocar de carro porque há um defeito no alternador e a bateria não está carregando. Por volta das 17:30 horas estamos chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Despeço-me do CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO que lembrou da cidade onde morou vários anos de sua adolescência.
MARINEI dá as notícias do dia. Há vários contatos para serem feitos. Alguns deles ainda faço nesta noite, pois permaneço no MMDC até às 20 horas.      

Enfermeiras são homenageadas nas comemorações do Dia Internacional das Mulheres
Na manhã do dia 7 de março de 2012, no teatro do SESI de Itapetininga, ocorreu a segunda edição do evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher promovido pelo 22º Batalhão de Polícia Militar do interior (22º BPM/I), unidade da Policia Militar estadual responsável pela segurança pública de nossa cidade.
Neste evento, que contou com a participação de expressiva representação do segmento feminino de Itapetininga, bem como de autoridades locais, entre elas a primeira dama D. Ângela Ramalho, a senhora Rita Bueno, da Coordenadoria da Mulher e a senhorita Suellen de Lara, Miss Itapetininga 2011.
As atividades se iniciaram com um café da manhã oferecido a todos os presentes no rol de entrada do teatro do SESI, que seguido foi de dinâmicas junto ao público, passando para a apresentação da palestra “Ser mulher...” proferida pelo sargento PM Hatannios, palestrante motivacional de renome dentro e fora da força policial bandeirante.
O evento foi abrilhantado também com show musical do cantor Hernani, acompanhado dos soldados PM Telles (acordeão) e Fernando (guitarra), bem como a participação da soldado PM Márcia (vocal), todos do 22º BPM/I.
Após as apresentações, deu-se a cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Enfermeira Juliana Fabiano Alves, honraria do Núcleo Paulistas de Itapetininga! Às Armas!! que concedida foi à quinze enfermeiras, a saber, da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Akiti Rodrigues, Liliane Aparecida Simione, Carmelina Aguida Prince Marcondes, Patrícia Nazaré Fonseca Motta, Irani Lopes Bortolai, Lucinalda Maria Correa e Edith Bailone Pareia; do Hospital da UNIMED, Márcia Eliane Leite Sobral e Roseli Aparecida Ribeiro; do Hospital Regional,  Ana Paula Rodrigues e Rodrigues e Neusa Aparecida Prestes Sanches; da Escola de Enfermagem do SENAC, Vanizeti de Siqueira Bonini e Mary Aparecida Lopes de Almeira Horiy e da Escola de Enfermagem Planeta, Elissandra Rodrigues Lopes e Daiana Fogaça de Souza, todas de Itapetininga. A enfermeira soldado PM Mônica Fujimoto, do Centro Médico da Policia Militar na capital, foi também agraciada. Presidiu a entrega dos diplomas, o coronel PM Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, acompanhado do coronel PM Edilberto de Oliveira Mello, historiador emérito da polícia militar bandeirante, do tenente coronel PM Raul Galindo, comandante do 22º BPM/I e da primeira dama de nosso município, D. Ângela Ramalho. Instituído em 31 de janeiro de 2012, a honraria foi criada em nome de Juliana Fabiano Alves, enfermeira na Revolução de 32, professora de um sem número de gerações de itapetininganos e mulher por demais aguerrida e defensora de nossa cidade, cidadania e dos cidadãos mais carentes. A única mulher a ocupar a prefeitura de Itapetininga desde a fundação da cidade. Um exemplo digno da fibra e do caráter da mulher Itapetiningana.
O encerramento das comemorações ao Dia Internacional da mulher se deu por volta das 14 horas, com o sorteio de expressiva quantidade de prêmios, presentes e mimos às mulheres participantes, o que incluiu aparelhos eletrônicos, celulares, roupas e acessórios femininos, bem como jantares gentilmente concedidos pelo comércio local.
Prof. Jefferson Biajone
Presidente do Núcleo Paulistas de Itapetininga! Ás Armas!!
0 4º BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE realizou na manhã desta quarta-feira a solenidade alusiva à passagem de comando. O MAJOR PM ENIVALDO FOUQUET entregou o comando ao TENENTE-CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO. Presença do Secretário de Segurança Pública ANTÔNIO FERREIRA PINTO; Secretário de Administração Penitenciária, LOURIVAL GOMES; Cmt Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO; Comandante do Policiamento de Choque, CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO MORELLI; Comandante do CPA/M-3, CORONEL PM ANTONIO MARIN entre outros oficiais.

A estreia em casa na LIBERTADORES repetia a sina do time na temporada até JORGE HENRIQUE, de peito, acabar com essa história de o ataque não fazer gols. E o CORINTHIANS derrotou o NACIONAL do PARAGUAI por 2 a 0. A vitória teve vários significados. Um é que não é preciso temer qualquer adversário só porque o campeonato é a tal de LIBERTADORES. Se contra o DEPORTIVO TÁCHIRA o CORINTHIANS havia feito uma péssima partida, hoje no PACAEMBU o time jogou bem e poderia ter feito mais gols, até porque o goleiro DON mostrou que entregar o ouro é com ele mesmo. Outro ponto positivo: o resultado dá ao CORINTHIANS o segundo lugar do Grupo 6 e uma certa tranqüilidade de ir ao MÉXICO enfrentar o líder CRUZ AZUL, num jogo que pode deixar encaminhada a classificação à próxima fase.
Tudo indicava que a VILA BELMIRO seria palco de um grande jogo de futebol hoje. E foi exatamente isso que aconteceu. SANTOS e INTERNACIONAL fizeram uma partida de alto nível, com técnica, velocidade, raça...E com NEYMAR. Na noite em que duelou com LEANDRO DAMIÃO, o craque santista desequilibrou o jogo. Com três gols – dois deles – NEYMAR decretou a derrota gaúcha por 3 a 1.
O FLUMINENSE fez bonito hoje. Muito bonito. Na temida BOMBONERA, casa do BOCA JUNIORS, o time carioca bateu o campeão argentino por 2 a 1 e se colocou na liderança do Grupo 4 da LIBERTADORES. Mais: acabou com a invencibilidade de 36 jogos do BOCA. Mais ainda: tornou-se o terceiro time brasileiro a vencer na BOMBONERA pela LIBERTADORES (os outros foram o SANTOS em 1963 e o PAYSANDU, em 2003).  

Nem a multa de um milhão de reais por dia imposta pela Justiça aos caminhoneiros que impedem o abastecimento da Região Metropolitana nem o uso da Polícia Militar para escoltar caminhões-tanque conseguiram normalizar a distribuição de combustível em São Paulo hoje. O sindicato que representa os donos de postos estima que a escassez atinja quase 100% dos estabelecimentos – dois mil postos na GRANDE SÃO PAULO. Mesmo que a paralisação acabasse hoje, a distribuição só estaria normalizada no começo da semana que vem, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo. A entidade classificou o cenário como “desesperador” e pediu que a Prefeitura suspensa as multas na MARGINAL DO TIETÊ por pelo menos cinco dias, para agilizar o abastecimento.

Uma falha no sistema de tração da Linha 12 – SAFIRA (BRÁS-CALMON VIANA) da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) interrompeu a circulação de trens por cerca de uma hora, hoje pela manhã. Por volta das 7:50 horas, uma composição que seguia no sentido BRÁS apresentou o defeito e parou a 60 metros da estação. Os passageiros acionaram o dispositivo de emergência de abertura das portas e desceram na via. É a terceira falha da CPTM em 21 dias. Em 15 de fevereiro, a batida de uma locomotiva de serviço com um trem de passageiros na LINHA 7 – RUBI deixou 38 feridos. No dia seguinte, uma composição vazia descarrilou perto da Estação CEASA, da Linha 9 – ESMERALDA e interrompeu a circulação das 16:20 horas até o fim das operações do dia.

Um dia após a confirmação de que o PIB desacelerou em 2011 e a promessa do governo de adotar uma “ação mais forte” para retomar o crescimento, o BANCO CENTRAL cortou hoje o juro em 0,75 ponto porcentual, para 9,75% ao ano. Com isso, a SELIC volta à casa de um dígito pela primeira vez desde junho de 2010. A decisão não foi unânime: cinco diretores votaram pela redução de 0,75% e dois optaram por 0,50 ponto. Comunicado distribuído após a decisão diz que o corte dá “seguimento ao processo de ajuste”.

Pressionada pelos partidos da base, incluindo o PMDB, a presidente DILMA ROUSSEFF mandou liberar verbas na tentativa de agradar a aliados insatisfeitos com o controle sobre gastos dos ministérios e com o aperto imposto à liberação de emendas dos parlamentares. O movimento não foi capaz de abafar a rebelião e impôs a primeira derrota de DILMA neste ano no Congresso. O Senado rejeitou a recondução de BERNARDO FIGUEIREDO à presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres. FIGUEIREDO era avalizado pela presidente por ser um petista que coordena o projeto do trem-bala.

Imagens de satélite de uma base militar do IRÃ obtidas pela Agência Internacional de Energia Atômica mostram caminhões e retroescavadeiras aparentemente tentando apagar vestígios de radioatividade. Inspetores suspeitam que no local tenha sido testado um detonador experimental de artefatos nucleares – tecnologia atômica usada exclusivamente para fins militares. As fotos até agora não foram divulgadas. Dois diplomatas que trabalham na agência atômica das NAÇÕES UNIDAS confirmaram a repórteres que as imagens parecem mostrar forças iranianas tentando apagar rastros de radioatividade que o detonador teria deixado.

Um atentado deixou ao menos 14 mortos e 23 feridos em TAL AFAR, uma cidade de maioria xiita a 420 km de BAGDÁ. A localidade era um dos focos da insurgência contra a ocupação americana no IRAQUE. Após a retirada das tropas dos EUA, em dezembro, a violência sectária voltou a crescer no país. Um carro-bomba explodiu em frente a um restaurante no centro da cidade. Instantes depois, um suicida detonou explosivos perto dos cidadãos que se reuniram para ver os destroços do veiculo. Autoridades locais atribuíram o ataque à filial da AL-QAEDA no IRAQUE, mas nenhum grupo assumiu a autoria. TAL AFAR abriga árabes sunitas, turcomenos xiitas e curdos. Forças de segurança impuseram um toque de recolher na localidade. “As explosões de hoje lembram do passado de violência e sectarismo. TAL AFAR ainda é uma área ameaçada pela AL-QAEDA e insurgentes a caminho da SÍRIA”, disse o prefeito da cidade, ABDUL ABBAS AL-OBEDI. “Esse ataque covarde tinha como alvo apenas civis. Não havia policiais no restaurante.”

A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, a britânica de origem guianesa VALERIE ANOS, visitou hoje o bairro de BABA-AMR, em HOMS, intensamente bombardeado pelo Exército sírio, que rechaçou os rebeldes da área na quinta-feira VALERIE, que pediu às autoridades sírias acesso à área na sexta-feira, e só foi atendida na terça-feira, ficou no bairro durante 45 minutos, acompanhada de uma equipe do CRESCENTE VERMELHO – a versão da CRUZ VERMELHA – sírio. Aparentemente, já não havia muito para ver: “Eles constataram que a maioria dos moradores havia partido”, disse HICHAM HASSAN, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em GENEBRA.     

O mafioso GIUSEPPE POLVERINO, de 53 anos, que controlaria uma das principais rotas de tráfico de haxixe entre a ESPANHA e a ITÁLIA, foi preso na cidade espanhola de JEREZ DE LA FRONTERA, no sul do país, informaram hoje as autoridades italianas. O capo da CAMORRA, a máfia de NÁPOLES, levantou um império avaliado em 1,3 bilhão de euros, com negócios ilegais e legítimos, e fugia da polícia desde 2006. POLVERINO, também conhecido como “PEPPE, o barão”, foi encontrado perto do PORTO DE CADIZ, no sul da ANDALUZIA, região da ESPANHA por onde a maior parte do haxixe produzido no MARROCOS entra na EUROPA. O chefão estava acompanhado de RAFAELLE VELLEFUOCO, de 48 anos, que, segundo as investigações, era responsável pelo transporte da droga até a ITÁLIA. Ambos apresentaram documentos falsos, mas foram reconhecidos pelos policiais, que colheram suas digitais para comprovar suas identidades.  

As tensões acumuladas há meses nos campos de refugiados sírios no sul da TURQUIA eclodiram hoje. Moradores do campo de BOHSIN, onde vivem 2 mil pessoas, impediram a entrada de duas vans que trazem a comida fornecida por duas empresas e distribuída pelo CRESCENTE VERMELHO turco. Negaram-se a comer, em protesto contra a qualidade dos alimentos e seus líderes, acusados de terem sido cooptados por autoridades turcas. O acesso aos campos está fechado aos jornalistas e os refugiados estão proibidos de sair. A reportagem do ESTADO encontrou-se com dois moradores de BOHSIN depois do conflito. Mais tarde, eles chegaram a um acordo com as autoridades do governo da Província de HATAY, onde se encontram os cinco campos de refugiados, a poucos quilômetros da fronteira com a SÍRIA: receberão alimentos crus e os prepararão eles mesmos dentro do campo, em cozinhas a serem instaladas. “Se continuarmos a ser tratados assim, queremos ir para outro país”, disseram os dois moradores. “Estamos em pior situação do que os que ficaram na SÍRIA.” Eles dizem que a qualidade de comida se deteriorou nos últimos três meses. Com a agravante de que, há dois meses e meio, foram impedidos de sair dos campos e de trabalhar. Com as diárias recebidas pelos bicos que faziam fora dos campos, podiam incrementar sua alimentação. Segundo os sírios, as autoridades do regime de ASSAD abriram as comportas de uma represa no RIO ORONTES, que divide os dois países, alagando propositalmente a área, para dificultar a fuga das pessoas. Com isso, 50 tendas submergiram e as famílias tiveram de ser acomodadas em outras barracas, já superlotadas. Nos cinco campos, vivem no total 11 mil sírios, todos em tendas de lona do CRESCENTE VERMELHO turco. Os sírios reclamam status de refugiados para poderem receber assistência das agências da ONU e serem transferidos para outros países. ‘Já estamos nessa situação há nove meses e não sabemos quando isso vai acabar. Não tem sentido nos negar o status de refugiados’, disseram os dois entrevistados pelo ESTADO.

2 013     :     -     QUINTA-FEIRA
Exéquias de HUGO CHÁVEZ, expectativa em torno da abertura do conclave que escolherá o novo papa, a morte do vocalista CHORÃO do Grupo “CHARLIE BROWN JÚNIOR” são as principais notícias que procuro colocar em minhas memórias nesta manhã.
Caracas, Venezuela – Segundo anúncio do governo venezuelano, o presidente Hugo Chávez morreu na tarde de terça-feira, após uma longa batalha contra o câncer, deixando atrás de si uma nação dividida e à beira de uma crise política que se tornou ainda mais grave após semanas de silêncio, ausência e sofrimento em hospitais de Havana e Caracas. Com a voz rouca e os olhos cheios de lágrimas, o vice-presidente Nicolas Maduro afirmou que ele e outras autoridades haviam ido ao hospital militar onde Chávez estava sendo tratado longe dos olhos do público, quando receberam "a informação mais trágica que poderíamos transmitir a nosso povo". A partida de Chávez do país que comandou por 14 anos lança dúvidas sobre o futuro da revolução socialista que iniciou. Ela altera o equilíbrio político da Venezuela, o quarto maior fornecedor de petróleo dos Estados Unidos, e da América Latina, onde Chávez liderava um grupo de países que buscava diminuir a influência dos Estados Unidos na região. Chávez mudou a Venezuela de forma profunda, dando mais voz e poder a milhões de pessoas pobres, que se sentiam marginalizadas e excluídas. Porém, o governo de Chávez também ampliou as divisões sociais. Sua morte certamente trará mais mudanças e muitas incertezas, à medida que o país tenta encontrar uma maneira de se tornar independente de sua figura centralizadora. Com a morte do presidente, a constituição afirma que "devem ser realizadas novas eleições" em 30 dias, e que o vice-presidente deve assumir o poder enquanto isso. A eleição provavelmente será disputada entre Maduro, designado por Chávez como seu sucessor político, e Henrique Capriles Radonski, um jovem governador que concorreu contra Chávez nas eleições de outubro.
O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ELÉRIGTON PAULINO, no posto de CORONEL. Ele pertencia à Diretoria de Logística. Nasceu em 18 de março de 1958. Entrou para a PMESP em 26 de outubro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 25 de agosto de 2004; TENENTE-CORONEL – 29 de novembro de 2008.

Cai uma pancada d´água violenta quando chego na PRAÇA DA SÉ. Ficamos sabendo que nossos amigos de SÃO PEDRO e PIRACICABA estão atuantes nas solenidades programadas para 11 de maio. Trabalham nisso o Professor
AGUIAR, o EGYDIO, o RONTANI, o BIAJONE e outras pessoas que são citadas nas mensagens que recebo:
Caro Edson
Repassando o que conversamos e adicionando novidades da minha boa conversa com nosso amigo Capitão PM Marcelo Luiz Ament Caron, São Pedro, atendendo no máximo possível as necessidades dos dois nucleos fica então decidido que a agenda será aproximadamente a seguinte, a conrfirmar e a ser melhor elaborada por voce para efeito de divulgação ampla posteriormente:
1. Agenda
1.1 Piracicaba
1.1.1 Início da cerimonia no Museu Prudente de Moraes: 10:00 ( podendo atrasar meia hora)
1.2.2 Encerramento da cerimonia: entre 11:30 e 12 :00
1.2.3 Visita ao Monumento ao soldado de 1932 ( duas quadras do Museu)
Nestes dois eventos havera, eventualmente, apoio da imprensa local
1.2 viagem a São Pedro ( 30-40 minutos)
1.3 Almoço na Churrascaria Gaúcha ( há tres opções e cada um pode decidir e custear o seu almoço), varia aproximadamente entre R4 18,00 e R$ 35,00 ( buffet e frios e carnes etc)
Para este almoço já convidei o nosso amigo Capitao Caron da PM de São Pedro. Outros amigos que desejarem participar serão bem vindos.
1.4 São Pedro
1.4.1 Cerimonia no Museu de Sao Pedro: 15:30 ( podendo atrasar 30 minutos)
1.4.2 Final previsto para: 17:30-18:00
1.4.3 Cafézinho para os presentes convidados ( auditório tem boa capacidade mas limitada)
1.5 Retorno do Coronel a Piracicaba (veículo da PM local já garantido pelo Capitão Caron da PM de São Pedro). Eventualmente haverá uma viatura para São Paulo, depende de decsião a ser tomada pela PM de Piracicaba e São Pedro.
2. Medalhas MMDC para São Pedro 8 medalhas
2.1 São Pedro: PM local ( tres medalhas MMDC)
Segundo nosso amigo Capitão Caron as três medalhas pedidas já estão confirmadas e o pagamento será feito antecipadamente a Panelli (vou encarregar-me de fornecer-lhe o necessário para isso) ainda dentre os proximos dias. As biografias serão enviadas para mim nos próximos dias
2.2 Edson Rontani e Ana Theresa (já confirmados acertam com Sr. Ricardo Panelli direto) e tb me enviam as biografias nos próximos dias
2.3 Políticos locais ( total de 3)
2.3.1 Vereador José Mario de Barros (confirmado, eu coletarei o pagamento e transferirei a Panelli)
2.3.2 Prefeito e Ex-Prefeito (FALTA CONFIRMAR), dois únicos pendentes
3. Piracicaba    
Minha medalha a ser recebida no dia 11 de Maio em Piracicaba, eu pagarei direto a Panelli, a biogafia envio ao Edson/Ana/Egydio nos próximos dias
Bem, já andamos um pouco graças a colaboração de todos, cada um fazendo um pouco a sua parte. Creio que fechamos tudo até o meio do mês (no mais tardar até o final do mês) em Piracicaba onde os convidados são em maior número
Bom final de semana a todos
Atenciosamente 
João Francisco de Aguiar, prof.
Pres Núcleo do MMDC São Pedro.
11 - 95456261


Em 05/03/2013 14:46, erj@merconet.com.br escreveu:
Egydio
Sempre apóio suas colocações e nesta não ficaria distante.
Se houver essa possibilidade, inclusive do João pegar as de Piracicaba, acho excelente.
Edson
Caros João Francisco e Edson
A nossa grande irmã guerreira e abnegada Vice-Presidente ANNA THEREZA acaba de me confirmar a presença na solenidade das digníssimas:
1. IVANA MARIA FRANÇA DE NEGRI (Presidente da Sociedade dos Escritores de Piracicaba)
2. SOLANGE ZAPAROLI BARBOSA DE OLIVEIRA (Diretora da Faculdade Anhanguera); e 
3. MÍRIS CRISTINA P. FOLSTER (Porfª da Faculdade Anhanguera)
Das quais todas sentiram-se orgulhosas pelo aviso da premiação e já se dispuseram a pagar imediatamente pelo preço do conjunto de medalha MMDC, sendo que a batalhadora ANNA se encarregará de receber das acima relacionadas no início da semana que vem e efetuar o depósito na Conta-Corrente da Metalúrgica Panelli sendo que no Comprovante de Depósito não esquecer de fazer constar o NOME DO DEPOSITANTE ou pelo menos o nº do seu CPF para controle de pagamento da Panelli e do próprio agraciado.
E quanto a 4ª Sra. KAREN que é Coordenadora de Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba ficou de ser confirmada sua presença até o final desta semana, e cremos que, com certeza, a teremos também conosco na premiação de 11/05.
Vejam que DEUS - O TODO-PODEROSO ajuda quem trabalha arduamente, com honestidade e prazer no que faz e ELE tem nos recompensado sobre maneira e, se eu tivesse mais 05 (cinco) ANNA THEREZA em nosso Núcleo MMDC trabalhando com esta dedicação, energia, iniciativa, entusiasmo e seriedade na causa seríamos, sem dúvida alguma, o Núcleo mais producente entre todos que compõem a Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC.
E PROSSIGAMOS NO COMBATE QUE A VICTORIA É CERTA!
Abraço a todos.
Egydio João Tisiani (Núcleo MMDC de Piracicaba)

EDSON
Peço-lhe, que leia o e-mail abaixo transcrito, o IMENSO FAVOR, para que você envie e-mail contato, o mais breve possível (e você sabe como ninguém tão bem escrever e se comunicar) de boas-vindas ao nosso mais novo irmão na causa Constitucionalista Ten PM ANDRÉ MANOEL que nos propõe conceder auxílio da sua participação em nossos trabalhos e já pode trocar com ele algumas ideias inicias das tratativas objetivando o quanto mais pudermos abrilhantar a solenidade de 11/05/2013 às 10 h no auditório do Museu Prudente de Moraes.
Convide-o se ele quer dividir a tarefa consigo de mestre de cerimônias; se ele quer discursar sobre o significado da nossa solenidade do 23 de MAIO, o MMDC, a RC32, seus heróis, nossos heróis piracicabanos, o legado, a representação da Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC, o estabelecimento do Núcleo MMDC de Piracicaba, etc.
Veja quem irá compor a mesa: Você, o Cel PM VENTURA, Político influente, eu posso completá-la, se quiser, ANNA THEREZA (nossa VP), o próprio Ten ANDRÉ, etc.
Outras autoridades militares não aconselho pois todas as convidadas serão agraciadas com a Medalha e Diploma MMDC.
Cientifique-o da sua programação elaborada e sugira-lhe opiniões e alternativas, afinal a UNIÃO de todos os nossos membros será o sucesso da solenidade.
Se necessário, marque com o ANDRÉ um horário de encontro pessoal aí na UNIODONTO, 20 minutos que sejam para apresentação.  Passe o seu celular de contato a ele.
Fico extremamente feliz e entusiasmado com esta notícia!
Abraços,
Egydio João Tisiani (Conselheiro do NC MMDC de PIRACICABA)

Na hora do almoço, na TABATINGUERA, vários oficiais comentam comigo o programa “BALANÇO GERAL”, principalmente o CORONEL PM Ref MAURO ROCCO D´ÂNGELO. Incrível a penetração desse programa. No MMDC a MARINEI diz que suas parentes também disseram ter visto a matéria sobre o Monumento Mausoléu. Recebo até um e-mail da JANAÍNA EXPÓSITO sobre esse assunto:
Prezada Janaína
Pretendo condecorá-lo no dia 9 de julho com a medalha Constitucionalista.
Em 7 de março de 2013 15:29, j.exposito <j.exposito@uol.com.br> escreveu:
Boa tarde, Cel. Ventura.
Adorei a matéria no Obelisco, acho que vai chamar bastante a atenção para o estado em que está o símbolo máximo de nossa história e de nosso Estado.
Minha mãe viu e também adorou.
Pergunto, o Geraldo Luis será agraciado dia 23 de maio?
Att.
Janaina

Recebemos um telefonema de SÃO JOÃO DA BOA VISTA. O Comandante do Batalhão local está organizando uma solenidade para  17 de maio e manda uma capitão entrar em contato conosco para confirmar a data. Também chega um e-mail do TENENTE-CORONEL PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA, Comandante Interino da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, dando ciência que no dia 5 de abril, às 10 horas, no VALE DO ANHANGABAÚ a turma de soldados formandos do Curso de Formação de Soldados tem como nome da turma “80 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE 32: A INSTALAÇÃO DA CONSTITUINTE DE 33”. O nome do patrono é JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE e o paraninfo é o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo – DESEMBARGADOR IVAN RICARDO GARÍSIO SARTORI.

O sinal de alerta vermelho acendeu no MORUMBI. Hoje, no PACAEMBU, o SÃO PAULO ficou no empate por 1 a 1 com o ARSENAL DE SARANDÍ e viu a sua situação na LIBERTADORES se complicar. Agora, a equipe, que na última semana ganhara do THE STRONGEST por 2 a 1 em uma situação “vergonhosa”, segundo o vice-presidente de futebol JOÃO PAULO DE JESUS LOPES, soma quatro pontos e joga as duas próximas rodadas fora de casa. Para complicar ainda mais, LUÍS FABIANO foi expulso após o encerramento do jogo, por discutir com o árbitro WILMAR ROLDÁN.
Em casa, na ARENA INDEPENDÊNCIA, em BELO HORIZONTE, o ATLÉTICO MINEIRO venceu o THE STRONGEST por 2 a 1. Agora, o time soma nove pontos e segue na liderança do Grupo 3 da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira – desta vez, nos mais de 3.600 metros de altitude de LA PAZ, na BOLÍVIA.

Os corintianos conheceram hoje a punição imposta pela CONMEBOL por causa da morte do boliviano KEVIN ESPADA, em 20 de fevereiro, em ORURO. Para a alegria da FIEL, a torcida já está liberada para o próximo jogo pela LIBERTADORES no PACAEMBU, na quarta-feira, contra o TIJUANA. Mas nem tudo são flores. A entidade sul-americana vetou a presença de corintianos nas partidas em que o time é visitante por um ano e meio. Além disso, o clube vai ter de pagar multa de 200 mil dólares (cerca de 392 mil reais). A diretoria alvi-negra celebrou o fato de sua torcida ser liberada.

Hoje, o atacante LIEDSON, emprestado pelo FLAMENGO ao PORTO, tomou um susto em PORTUGAL. O carro do jogador pegou fogo após sofrer uma batida em um viaduto na cidade onde mora, PORTO. Segundo a Rádio RENASCENÇA, o carro do artilheiro estava parado no trânsito quando outro veículo bateu em sua traseira. A pancada causou um curto-circuito e resultou no incêndio. O atacante saiu ileso e seguiu normalmente para o treino da equipe, sem sequer se atrasar para a atividade.

O número de mortos da tragédia de SANTA MARIA (RS) continua crescendo. O Ministério da Saúde confirmou hoje a morte de DRIELE PEDROSO LUCAS, de 23 anos, que estava internada na UTI do Hospital MÃE DE DEUS, em PORTO ALEGRE, havia 37 dias. Esta é a 241ª morte provocada pelo incêndio da boate KISS. A jovem era moradora da cidade e trabalhava em uma padaria. DRIELE respirava com o auxílio de aparelhos. A irmã dela, RITCHIELE PEDROSO LUCAS, de 19 anos, primeira colocada no vestibular para ciências biológicas na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), permanece na UTI. Ao todo, 20 pessoas estão internadas em hospitais do RIO GRANDE DO SUL. 

A morte do presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, foi causada por um ataque cardíaco fulminante, momentos depois de o líder balbuciar seu desejo de continuar vivendo. “Eu não quero morrer. Por favor, não me deixe morrer”, teria dito em seu leito de morte, segundo o chefe da Guarda Presidencial, GENERAL JOSÉ ORNELLA. ORNELLA afirmou ainda que CHÁVEZ já sabia da situação delicada quando falou aos venezuelanos em rede nacional em 8 de dezembro, três dias antes de sua cirurgia final em CUBA. “Ele sabia que havia muito pouca esperança de sair dessa operação”. Depois de uma cerimônia fechada na noite de quarta-feira para a família, presidentes e membros do governo, o velório foi aberto para populares.

Último cardeal que participará do conclave para eleger o sucessor de BENTO XVI, o vietnamita JEAN-BAPTISTE PHAM MINH MAN chegou hoje a ROMA. Ele era o único que faltava dos 115 cardeais que votam e são votados no conclave. Pela lei da Igreja, os cardeais têm até 20 de março para iniciar um conclave para escolher um novo papa para liderar a Igreja, mas essa data deve ser antecipada.

A COREIA DO NORTE ameaçou os ESTADOS UNIDOS com um ataque nuclear preventivo, elevando o nível da retórica belicosa em um momento no qual o Conselho de Segurança da ONU considera novas sanções contra o país. A CORÉIA DO NORTE acusou os ESTADOS UNIDOS de usarem exercícios militares na COREIA DO SUL como uma plataforma de lançamento para uma guerra nuclear.

Um tribunal italiano condenou hoje o ex-primeiro-ministro SÍLVIO BERLUSCONI a uma ano de prisão pela publicação no jornal de sua família da transcrição de conteúdo gravado secretamente de um telefonema confidencial, em um caso relacionado a um escândalo bancário de 2005. O sistema judiciário italiano determina que ele não cumpra nenhum tempo na cadeia até que todos os recursos possíveis sejam julgados.

2014    :     -    SEXTA-FEIRA     
O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do CORONEL PM AUGUSTO NEPOMUCENO, comandante do 13º BPMI (ARARAQUARA).
Nasceu em 20 de agosto de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. PROMOÇÕES:2º TENENTE - 25 de agosto de 1986; 1º TENENTE - 24 de maio de 1989; CAPITÃO - 24 de maio de 1998. Não tenho as datas das outras promoções. 
Esta sexta-feira não começa bem para mim. O computador não permite executar textos. Com isso não posso atualizar o dia 7 de março. Sem ação quanto a isso, prefiro ir para a cidade de São Paulo para resolver um outro problema grave: o furto de uma pasta particular (não sei porque fizeram isso) está me preocupando  por causa de um talonário de cheques do Banco do Brasil que estavam nela. Passo pela agência do Banco, situada no interior do Corpo de Bombeiros. Ali me encaminham para o ESTILO (agência situada na XV DE NOVEMBRO), mas antes vamos registrar a queixa de furto na delegacia da Rua da Glória.
Acontece que não tenho os números dos cheques e nem quero citar nomes de pessoas suspeitas. Isso seria envolver a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e é algo que não convém. Para poder registrar a queixa cito que nessa pasta furtada havia outras quantias em dinheiro e documentos que considero importantes para mim. Perco muito tempo na delegacia. Depois vou ao Banco do Brasil (agência ESTILO), na Rua XV DE NOVEMBRO, onde cancelo todos os cheques pendentes e deixo a solicitação de me avisar, caso apareça o ladrão.
Na hora do almoço, na AOMESP, converso com OLIVEIRA e COLOMBO sobre o furto da pasta. Será um furto qualificado ou pura maldade por parte de alguém que queira fazer uma vingança contra a minha pessoa. Todos os frequentadores do MMDC, de uns dez dias para cá são considerados suspeitos. Isso é algo muito ruim. Queria eu saber o verdadeiro motivo do furto da pasta.
No computador da Sociedade atualizo o dia 7 de março. Conversamos com WILLIAM MASCARENHAS a respeito de eventos que irão acontecer na semana que vem. MARINEI resolveu com PACHECO, assessor do Vereador CORONEL PM TELHADA a questão dos documentos necessários para a colocação de um TOTEM na PRAÇA DA REPÚBLICA, de dois metros, no lugar onde está situada uma placa do MMDC.
Recebo uma carta do CORONEL PM SÉRGIO DE SOUZA MERLO, no seguinte teor: “Eu, CORONEL PM SÉRGIO DE SOUZA MERLO, portador do RE Nº 822413-7, RG 16161302-0 e CPF 070915458-50, domiciliado à Praça Cel FERNANDO PRESTES, 115, Bom Retiro, São Paulo, Capital, venho, por meio desta, solicitar o meu desligamento da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, tendo em vista a incompatibilidade de horários entre minhas atividades profissionais e as obrigações de um associado. Já há anos não consigo comparecer às reuniões, bem como vivenciar, de forma adequada e compatível com o compromisso assumido, a Organização. SÃO PAULO, 07 DE MARÇO DE 2014”.
É uma grande perda para a Sociedade. O MERLO veio para o nosso MMDC quando era CAPITÃO e pertencia ao 2º BPChq, há mais de 15 anos. Realmente ele tem razão. Faz muito tempo que não comparece à Sociedade e isso é muito ruim para um associado.

Chove muito nesta sexta-feira. Entra muita água pelo telhado defeituoso da Sociedade. Converso com o CORONEL PM DUARTE, do Corpo de Bombeiros, sobre essa dramática situação no prédio onde se situa o MMDC. É um problema crônico que a SubPrefeitura da SÉ não se interessou, apesar de toda a boa vontade do vereador TONINHO PAIVA. A ideologia  petista complica muito a nossa vida. O gramcismo é algo muito pernicioso e não aceita a revolução de 32. 
Na tarde, o retorno para GUARULHOS é sofrível. Fico no interior de um ônibus durante mais de duas horas. O trânsito é complicadíssimo, tanto na MARGINAL, como na VIA DUTRA e na entrada de GUARULHOS, bem como no centro da cidade. Chego em casa depois das 20 horas.
A chuva não permite que o BETÃO venha ver o defeito do computador. Não posso digitalizar nada e isso complica a situação quanto às minhas memórias. Os assuntos vão se acumulando.

A pediatra ELAINE MUNHOZ, de 50 anos, é a principal suspeita de ter matado o filho, GIULIANO MUNHOZ LANDINI, 22, e a nora, MARIANA MARQUES RODELLA, 26, dentro do apartamento onde vivia, na Rua PASSO DA PÁTRIA, no CITY LAPA, zona oeste da capital. Ela teria cometido suicídio depois. Os três corpos foram encontrados nesta manhã pela polícia dentro do imóvel de alto padrão, avaliado em cerca de 1,4 milhão de reais.
De acordo com informações de vizinhos, por volta das 8 horas o filho da pediatra foi passear com o cachorro, como todos os dias. Quando voltou para casa, GIULIANO teria encontrado a namorada morta. Momentos depois, ELAINE, sempre na versão das testemunhas, teria atirado contra o rapaz e depois cometido o suicídio.
Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, MARIANA foi encontrada caída na sala com dois tiros. GIULIANO estava próximo da mãe, cada um com um tiro visível.
A médica trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde na LAPA há cerca de nove anos. O rapaz estava no quarto ano de medicina. A namorada fazia residência na Santa Casa de SANTO AMARO. Segundo informações dos vizinhos, os dois estavam de casamento marcado e a mãe não aceitava o relacionamento do filho – ela também não se conformava que ele iria se mudar.
A médica era conhecida por ser uma mulher tranquila e educada. “Ela era uma ótima médica e muito querida por todos”, contou MARILENE GODOY, de 50 anos. Um colega de trabalho da pediatra disse que ela estava triste, mas não soube informar o motivo. “Ela sempre foi alegre, mas eu estava estranhando sua atitude nas últimas semanas. Porém, não sei dizer o que estava acontecendo”, contou RAFAEL CRISCUOLO. No apartamento, a polícia encontrou uma arma.
O crime no apartamento da Rua PASSO DA PÁTRIA, onde a médica ELAINE MOREIRA MUNHOS morava com o filho GIULIANO mobilizou toda a cúpula da Polícia Civil de SÃO PAULO. O secretário de Segurança Pública, FERNANDO GRELLA, acompanhou hoje à tarde parte dos trabalhos dos investigadores comandados pelo GOE (GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS). O diretor-geral da Policia Civil, LUIZ MAURÍCIO BLAZECK, também teria visitado o imóvel, mas a Secretaria de Segurança Pública não confirmou a informação. A pasta se limitou a dizer que GRELLA conhecia parte da família.
Vizinhos chegaram a dizer que a namorada de GIULIANO, MARIANA MARQUES RODELLA, de 26 anos, era sobrinha de um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, mas a assessoria do STJ disse que não comentaria o assunto. MARIANA também estudava medicina e Ra natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, no interior de SÃO PAULO.
GIULIANO estava no 4º ano de medicina da SANTA CASA. A namorada estudava na Universidade de SANTO AMARO. A SANTA CASA divulgou um comunicado no qual lamenta a morte trágica do jovem. “A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e sua mantenedora, a FUNDAÇÃO VIERA DE CARVALHO, se sentem consternadas com a morte trágica de GIULIANO MUNHOZ LANDINI e de familiares”, diz o texto, que decreta luto oficial na instituição por três dias.

O velório do ex-presidente nacional do PSDB e deputado federal SÉRGIO GUERRA reuniu as principais lideranças do partido em RECIFE hoje, a começar pelo pré-candidato presidencial tucano, Senador AÉCIO NEVES (MG). Outros tucanos presentes foram o governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, o ex-governador JOSÉ SERRA e o senador ÁLVARO DIAS (PR). O ministro do Esporte, ALDO REBELO, representou a presidente DILMA ROUSSEFF, que enviou uma coroa de flores. GUERRA morreu na quinta-feira, em decorrência de complicações de um câncer. Após o velório está prevista a cremação do corpo na cidade de PAULISTA (PE).

O PM LUÍS DE JESUS MOREIRA JÚNIOR, de 24 anos, e a namorada dele, CAROLINE SILVA PEREIRA, foram baleados após uma suposta tentativa de roubo, nesta madrugada, na Avenida YERVANT KISSAJIKIAN, na CIDADE ADEMAR, zona sul. As vítimas estavam em uma moto quando foram abordadas por dois criminosos em outra motocicleta. O PM teria reagido e os criminosos atiraram contra o casal. LUÍS levou um tiro na coluna e pode ficar paraplégico. CAROLINE levou um tiro no rosto.

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual contra seis policiais militares acusados de participar de uma chacina que resultou nas mortes de 12 pessoas em CAMPINAS. Os crimes aconteceram de 12 de janeiro e madrugada do dia seguinte na periferia da cidade. Segundo o Ministério Público, os seis acusados foram os responsáveis por parte das mortes. Os nomes do policiais militares não foram revelados.

Um vigilante morreu baleado em CUBATÃO, na BAIXADA SANTISTA, ao trocar tiros com sete homens que invadiram a Refinaria PRESIDENTE BERNARDES, da PETROBRÁS, para roubar os caixas eletrônicos do local. A invasão aconteceu por volta das 4 horas de hoje. Os ladrões renderam alguns seguranças, mas houve reação. Eles conseguiram fugir levando dinheiro, depois de explodir os caixas eletrônicos. 

Com a morte do PM WÁGNER VIEIRA DA CRUZ, baleado no rosto na comunidade de VILA CRUZEIRO, o número de policiais mortos em serviço no RIO DE JANEIRO chega a 15 neste ano. Durante todo o ano passado 16 membros das policias do RIO perderam a vida em serviço. Na quinta-feira, o PM RODRIGO DE SOUZA PAES LEME, 33 anos, da Unidade de Polícia Pacificadora da NOVA BRASÍLIA, foi baleado quando fazia patrulhamento na comunidade. Ele morreu no hospital.

Um adolescente de 16 anos diz ter sido vítima de racismo durante abordagem, na quarta-feira, em SETE BARRAS, cidade do VALE DO RIBEIRA (SP). O jovem também ter sido agredido por PMs. Ele voltava de um baile de Carnaval quando foi abordado. “Eles me chamavam de negro e me batiam”, contou o garoto ao site G1. O jovem diz ter levado socos, sido queimado com cigarros e ferido na cabeça. “Levei seis pontos na cabeça por causa das agressões.”.

Acostumado a acompanhar as notícias do dia com a sisudez de WILLIAM BONNER, o público do “JORNAL NACIONAL”, como eu, terá uma surpresa agradável na noite do “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”. Pela primeira vez em 45 anos, duas mulheres vão dividir a bancada do telejornal. O feito inédito não é a toa. Por conta do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a GLOBO preparou uma programação especial e, na noite de amanhã, PATRÍCIA POETA vai ter a companhia de SANDRA ANNENBERG – âncora e editora-chefe do “JORNAL HOJE” – no principal noticiário da Casa.
Exemplo de vida para muitas mulheres, SANDRA – que é casada com o também jornalista ERNESTO PAGLIA, com quem tem uma filha – também comenta sobre o aumento de mulheres que lideram a família. “No BRASIL, nos últimos dez anos, o número de mulheres chefes de família quadruplicaram. As mulheres invadiram o mercado de trabalho, a escolaridade feminina também aumentou e, apesar disso tudo, ainda há tanto por conquistar”, diz, esperançosa com o futuro.

O heptacampeão da Fórmula 1, MICHAEL SCHUMACHER, segue internado em estado de coma. Depois de três semanas sem notícias oficiais do ex-piloto, a sua porta-voz, SABINE KEHM, pronunciou-se oficialmente e ressaltou que o estado do alemão permanece inalterado. “MICHAEL ainda está em fase de despertar. A situação não mudou. Qualquer informação médica publicada que não é confirmada pela equipe de médicos que tratam de MICHAEL ou por sua assessoria deve ser considerada como inválida”, informou, em breve notícia divulgada para a imprensa.

O jornal “PRIMEIRA HORA”, da mesma editora do “EL NACIONAL”, vai parar de circular por pelo menos dois meses na VENEZUELA. “Depois de oito anos e nove meses na rua, “PRIMEIRA HORA”, o primeiro diário gratuito de CARACAS, deixa de circular”, disse um comunicado assinado pela empresa”. “O PRIMEIRA HORA não foi capaz de escapar da crise que enfrenta a imprensa escrita pela falta de divisas para compra de paepel”.   

Os presidentes dos EUA, BARACK OBAMA, e da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, mantiveram hoje conversa telefônica durante cerca de uma hora sobre a situação na UCRÂNIA. O diálogo ocorreu horas depois de os EUA terem começado a impor sanções a dirigentes russos. Segundo nota do governo russo, PUTIN disse à OBAMA que as relações entre os dois países não deveriam ser prejudicadas pelos desacordos sobre a UCRÂNIA. OBAMA respondeu que ações da RUSSIA eram uma violação à soberania e integridade territorial do país vizinho. Já o presidente deposto da UCRÂNIA, VIKTOR JANUKOVITCH, foi internado em estado grave em um hospital de MOSCOU. Os médicos suspeitam que o ex-chefe de Estado, de 63 anos, sofreu um infarto.

2 015   :     SÁBADO
Estou atualizando minhas memórias neste sábado. A semana passada foi complicada quanto o desempenho nosso na Sociedade, atrasando o meu trabalho em casa.
O DIÁRIO OFICIAL DE 7 DE MARÇO publica:
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 840883-1 Joao Henrique Pereira de Souza - CPA/M-12 - Mogi das Cruzes/SP (TLTS e FRCTS DP-0712/15 - Pr. 5.677.115/15).

As quatro horas que passei ontem no carro da MARINEI, retornando para casa, causaram-me problemas físicos. Hoje levanto com dores nas articulações dos joelhos. Ainda bem que é um sábado e posso trabalhar tranquilamente em minha biblioteca. Por causa dos compromissos que tive na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, minhas anotações diárias ficaram prejudicadas. Nesta manhã começo a labuta de atualizar tudo isso.

Pela internet vejo uma mensagem transmitida pelo ANTONIO CARLOS ARISTIDES ao GENERAL-DE-BRIGADA RICARDO RODRIGUES CANHACI a respeito de visitas monitoradas ao Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, programadas para o dia 21 de março, pelo RICARDO DELLA ROSA.
Sobre palestra gratuita sobre a Revolução de 32 e Obelisco

antonio.aristides@terra.com.br
Anexos
Prezado Gal de Brigada Ricardo Rodrigues Canhaci!
Bom dia!!
Estou anexando um flyer sobre palestra que iremos realizar no obelisco sobre a Revolução de 32 e o obelisco!! Caso seja de interesse e seja possível a presença seria de muito valor e poderá  ser piloto para palestra junto aos comandados pelo senhor como história da epopéia de 32 deste periodo. A palestra será proferida pelo Sr Ricardo Della Rosa do blog  "Tudo por São Paulo " referência nacional e internacional na preservação da história da Revolução de 32 e História Militar Brasileira este evento e em conjunto com a Sociedade Veteranos de 32 MMDC e apoio da Policia Militar de do Estado de São Paulo. 
Pediria caso seja possível a confirmação, pois estamos limitando o numero de participantes por turma deste dia para ser produtivo!!
Grato
Antonio Carlos Aristides
Saudações Constitucionalistas

O PARQUE SANTO ANTÔNIO, extremo da zona sul da capital, viveu horas violentas entre as 22 horas de ontem, sexta-feira, e as 3:37 horas deste sábado. Em um intervalo de apenas cinco horas e meia, dez homens foram assassinados, todos a tiros de pistola 9 milímetros, 380 e ponto 40. Outros cinco ficaram feridos. Os homicídios em série ocorreram em quatro endereços diferentes. Somente em um deles, cinco foram mortos. A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de os assassinatos terem ligação entre si. A suspeita é de que a disputa por pontos de tráfico de drogas seja a razão dos crimes. As mortes aparentavam sinais de execução, como disparos na cabeça. Dos dez mortos, sete tinham passagem por tráfico, roubo, furto, homicídio e porte ilegal de arma de fogo.
O primeiro assassinato foi na Rua MANUEL DE SIQUEIRA. BRUNO RAFAEL CLEMENTE SILVA, de 23 anos, foi morto com 13 tiros na via onde morava. Perto dali, na Rua PEDRO DA COSTA FALEIROS, o garupa de uma moto preta matou JAMES DE SOUZA, de 35 anos, e EWERTON SILVA, de 16 anos. Outros dois homens, ALAN CARLOS DA SILVA e GUILHERME CRUZ PEREIRA, ambos de 18 anos, foram baleados e estão internados em estado estável.
Pouco depois, em um bar na Avenida FIM DE SEMANA, foram mortos SIDNEI DOS SANTOS, de 25 anos, e SIDNEY VIEIRA NASCIMENTO, de 32 anos. RICARDO DE SOUSA, de 21 anos, ficou ferido e está internado.
A sequência de assassinatos teve seu capítulo final com uma chacina. Cinco homens foram mortos ao mesmo tempo em um bar na Rua JOSÉ SEDENHO. De acordo com testemunhas, dois indivíduos abriram fogo contra o estabelecimento. Além dos mortos, ficaram feridos TRISTÃO CARNEIRO, de 38 anos, e FÁBIO NEVES DA SILVA MEIRELES, de 33 anos. FÁBIO está internado em estado estável, e TRISTÃO recebeu alta. A Secretaria da Segurança Pública divulgou o retrato falado do único suspeito até agora pelos crimes. 

Lista de Janot tem 'efeito dúbio' para Dilma, dizem especialistas

·         7 março 2015
(AP)A divulgação da lista com os nomes dos políticos suspeitos de envolvimento no esquema de desvio de recursos na Petrobras tem um efeito "dúbio" para a presidente Dilma Rousseff. Segundo especialistas ouvidos pela BBC, por um lado, a revelação pode favorecer a "imagem pessoal" da presidente, pois alivia as pressões sobre um eventual impeachment e afasta do governo federal uma imagem de leniência com a corrupção. Por outro, a presença de vários nomes de políticos de partidos da base aliada na lista, especialmente dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve desgastar ainda mais a relação do Congresso com o Planalto, prejudicando a aprovação de medidas de ajuste fiscal, necessárias para retomar o crescimento e reverter a impopularidade do governo junto à opinião pública. Na noite de sexta-feira (6), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, relator dos processos relativos à Operação Lava Jato, autorizou a abertura de investigação contra 47 políticos de cinco partidos: PP (32), PMDB (7), PT (7), PSBD (1) e PTB (1). Há ainda duas pessoas na lista sem o chamado foro privilegiado, os chamados "operadores" do esquema: o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e lobista Fernando Soares, o "Fernando Baiano". Zavascki também optou por derrubar o sigilo de todos os procedimentos de investigação e acatou sete pedidos de arquivamento, conforme recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro destacou, porém, que as aberturas dos inquéritos não constituem "juízo antecipado sobre autoria e materialidade do delito". "Tais depoimentos não constituem, por si sós, meio de prova, até porque, segundo disposição normativa expressa, nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador", disse Zavascki. A presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (MG), ex-candidato à presidência e presidente nacional do PSDB, foram citados em depoimentos de delatores, mas tanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto Zavascki entenderam que a investigação em relação a ambos não se justificava. "A divulgação favorece Dilma ao tirar do Executivo o peso das denúncias envolvendo a corrupção na Petrobras, que agora passa a ser partilhado também pelo Legislativo. Em curto prazo, também afasta o fantasma do impeachment junto à opinião pública, pois o caráter pluripartidário da lista, envolvendo políticos de diversos partidos, mostra que a presidente não é a única acusada de malfeitos", opina o cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria. "No entanto, é justamente a presença de um grande número de nomes de políticos de partidos da base aliada que pode complicar ainda mais a estabilidade do mandato de Dilma. Essa é a parte mais sensível, pois o governo precisa do Congresso para adotar medidas, como as de ajuste fiscal, para frear a perda de popularidade", acrescenta. O cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, concorda. Ele lembrou que um dos citados na lista, o presidente do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devolveu, recentemente, à Presidência a medida provisória que revê desonerações de folha de pagamento para vários setores da economia, anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como parte do pacote de ajuste fiscal. "No curto prazo, o Planalto já não controlava a agenda e agora tende a sofrer mais derrotas", avalia.

O PALMEIRAS fez a sena ao conquistar a sexta vitória seguida nesta temporada. Debaixo de muita chuva, o VERDÃO derrotou o BRAGANTINO, hoje, por 1 a 0, no ALLIANZ PARQUE. Além dos três pontos, o clube também ganhou como "prêmio" R$2,2 milhões com a renda do jogo.
Jogando em MOGI MIRIM, o time da casa suou até o fim para conquistar um ponto diante da PONTE PRETA. A equipe do presidente RIVALDO conseguiu o empate só aos 40 minutos, decretando o placar: 2 a 1.
Mais cedo, o ITUANO venceu o RIO CLARO por 2 a 1.

O grupo nigeriano Boko Haram teria anunciado lealdade ao autodenominado Estado Islâmico (EI) em um vídeo divulgado neste sábado.
A mensagem, cuja autenticidade não foi comprovada, foi divulgada pelo Twitter. Acredita-se que seu autor seja o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau.
Desde 2009, o Boko Haram está envolvido em uma campanha militar para impor a sharia, a lei islâmica, no norte da Nigéria.
Já o EI conseguiu avançar no ano passado sobre territórios do leste da Síria e norte e oeste do Iraque. Seu objetivo é criar na região um "califado" - um estado com um único líder político e religioso e no qual deve vigorar a sharia.
O líder do EI é Abu Bakr al-Baghdadi, conhecido por seus seguidores como "califa Ibrahim".
No vídeo do Boko Haram divulgado neste sábado, um homem diz: "Anunciamos nossa lealdade ao califa... vamos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade."
As ações do Boko Haram colocaram a Nigéria em uma situação de crise humanitária. Milhares de pessoas já morreram nos ataques do grupo no norte do país e na capital, Abuja.
Neste sábado, explosões em dois mercados e em um terminal de ônibus da cidade de Maiduguri deixaram 50 pessoas mortas em uma ação suspeita de ter sido planejada pelo grupo.
Conhecido pela brutalidade de suas ações, que incluem massacres e decapitações de jornalistas e soldados inimigos, o EI tem tentado estreitar os laços com outros grupos do Oriente Médio e Norte da África.
Seus líder já recebeu promessas de lealdade de grupos do Egito, Líbia, Iêmen e Arábia Saudita.
Segundo Jim Muir, correspondente da BBC em Beirute e especialista em assuntos do Oriente Médio, é difícil entender as consequências práticas da aliança entre o EI e o Boko Haram, uma vez que os dois grupos atuam em regiões diferentes, mas ela "faz com que o EI pareça uma organização mais global".
 
2 016    :     -     SEGUNDA-FEIRA
O computador continua não aceitando a internet. Isso complica muito o meu trabalho de atualização de minhas memórias. Vou usar um computador antigo e faço a digitalização do dia 6 de março. Trabalho inutilmente durante duas horas, inclusive contando o episódio da feijoada em MOGI DAS CRUZES. É que o texto criado por mim não é aceito pelo computador que usei. Isso significa que preciso fazer tudo de novo.
Por outro lado, PAULO CÉSAR ficou de comprar a placa de vídeo para o computador. Bastante chateado vou para SÃO PAULO, onde almoço na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Com alguns oficiais vou conversar acerca da tremenda crise que assola o país.
Não estou bem nesta tarde. Regresso logo para GUARULHOS.
O PAULO CÉSAR comprou a tal placa de vídeo. Ele e o BETÃO tentam consertar o computador, mas não conseguem. Há um outro defeito que impede que o aparelho aceite a placa.
Mesmo assim, vou atualizar o dia 7 de março. Tenho muita dificuldade nisso tudo. Não consigo usar a internet.

O PM ANTÔNIO VERÍSSIMO CARLOS NUNES, de 29 anos, foi morto por volta das 22 horas do domingo (ontem), na Rua FRANCISCO INÁCIO SOLÃO, no GRAJAÚ, zona sul. Os investigadores suspeitam que a vítima tenha sido executada.
De acordo com a Polícia Civil, o policial estava de folga e carregava a sua arma. Ele voltava da igreja com a mulher e a filha em um VOLKSWAGEN VOYAGE quando estacionou o veículo para comprar frutas.
Já fora do carro, dois homens se aproximaram e atiraram quatro vezes contra ele. Os criminosos, na sequência, levaram a pistola ponto 40, de propriedade da PM.
A mulher dele contou ter ouvido os disparos e saído correndo com a filha. Ela disse ainda que percebeu um carro preto seguindo a família, mas não soube dizer o modelo nem a placa. O soldado foi socorrido a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. As duas não ficaram machucadas.
Na manhã do mesmo dia, por volta das 6:30 horas, o CABO PM JOÃO MARIA BENTO XAVIER, 34, também foi assassinado com dois tiros em uma tentativa de roubo, em PIRITUBA, na zona norte.  
Segundo a Polícia Civil, o agente estava de folga e chegava de moto em sua casa quando foi abordado por dois homens, também em uma motocicleta, que atiraram. Nada do agente foi levado, mas a polícia acredita que ele tenha reagido.
Segundo a PM, nos três primeiros meses deste ano, 13 agentes foram mortos, sendo um em serviço e nove em folga. Três aposentados também foram vítimas. No mesmo período de 2015 ocorreram 11 casos, sendo quatro em serviço.
O CABO PM JOÃO MARIA BENTO XAVIER, de 34 anos, morto ontem pela manhã, era investigado pela Polícia Civil e Corregedoria da corporação por suposta participação na morte de FERNANDO HENRIQUE DA SILVA, 23, jogado por agentes de um telhado no BUTANTÃ, na zona oeste. O caso ocorreu em setembro do ano passado.
Segundo as autoridades, o agente não participou diretamente da ocorrência, mas foi chamado para dar apoio e não disse a verdade aos superiores. Desde então, trabalhava internamente no batalhão onde atuava.
Conforme apurou o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, a corregedoria não acredita que o agente tenha sido morto por alguma vingança relacionada ao caso do BUTANTÃ. A ocorrência foi registrada como latrocínio.
Segundo a corporação, 11 policiais são investigados e cinco seguem presos pelo assassinato de FERNANDO. O jovem foi baleado, algemado e jogado de uma altura de oito metros. O caso só veio à tona após a divulgação de um vídeo em que PMs aparecem derrubando o suspeito. Um comparsa dele também foi morto na mesma ocorrência e agentes forjaram uma troca de tiros.

O aposentado ANTÔNIO ARNALDO DOS SANTOS, de 80 anos, foi brutalmente assassinado durante um roubo em sua casa por volta das 3:30 horas de hoje, na VILA MEDEIROS, zona norte.
De acordo com a Polícia Civil, três criminosos arrombaram o portão e invadiram a residência do idoso, que dormia com sua mulher, de 70 anos. Ele ouviu um barulho e quando saiu do quarto para verificar o que estava acontecendo, foi rendido pelo trio.
A mulher da vítima contou à polícia que acordou assustada ao ouvir ANTÔNIO gritar seu nome e avisá-la da presença de bandidos. em seguida, ela também saiu do quarto e foi igualmente rendida por um dos criminosos. O ladrão amarrou a idosa e colocou vendas em seus olhos. Depois ela foi forçada a retornar ao quarto, que foi trancado pelos assaltantes.
Enquanto isso, o aposentado teve as mãos e pés amarrados e ficou deitado na sala. Segundo a polícia, antes do trio ir embora, eles bateram com algum objeto em sua cabeça. Em seguida, o enforcaram com um lençol.
Vizinhos ouviram o barulho e acionaram a polícia. O idoso foi encontrado já morto e com o pano no pescoço. A idosa não ficou machucada, mas, abalada, não conseguiu dar detalhes do criminoso que a rendeu. Ela apenas disse que ele aparentava ser adolescente.
Os ladrões levaram diversos objetos da casa como duas televisões, computador, jóias, relógio, aparelho de som, celular e dinheiro, cujo valor não foi divulgado pelas autoridades.
Os investigadores estão buscando câmeras de segurança na região para tentar identificar os criminosos. A polícia também vai apurar se outra pessoa aguardava o trio fora de casa e se eles sabiam que o casal de idosos estaria sozinho no local.

O músico JOSINO EDUARDO SANTOS RODRIGUES, de 35 anos, morreu após ser baleado em SALVADOR no fim de semana. O irmão gêmeo dele, EDUARDO JOSINO, também levou tiros e está internado no Hospital Geral do Estado.
Conhecidos como DÚ e JÔ, os dois já tocaram com CAETANO VELOSO e GILBERTO GIL, SAULO FERNANDES e MARLI ANTUNES. Também foram alunos de CARLINHOS BROWN.
"A violência urbana tem deixado vítimas e desta vez tirou a vida de um grande talento como este, que só se esforçou pela alegria. Meus mais profundos sentimentos à família", lamentou BROWN.
CAETANO também escreveu sobre o caso no FACEBOOK: "DÚ e JÔ me chegaram como dois anjos idênticos. Eram a personificação da humanidade da BAHIA. É doloroso ver o crescimento da violência na capital baiana. E dilacerante saber que JÔ morreu estupidamente e DU está hospitalizado com ferimentos a bala".

O cantor e compositor GILBERTO GIL completa hoje 12 dias internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Ele deu entrada no local no dia 25 de fevereiro para realizar exames de rotina, mas foi diagnosticado com um quadro de hipertensão arterial, o que motivou sua internação para observação e tratamento clínico.
Segundo o jornal FOLHA DE SÃO PAULO, GIL teria sofrido uma crise renal no hospital, o que prolongou sua permanência. Inicialmente, ele deveria ter recebido alta no dia 2, o que não ocorreu. A previsão é que GIL deixe o hospital no dia 9.
No quarto, o cantor tem a companhia da mulher, FLORA GIL, e está sob cuidados do médico cardiologista ROBERTO KALIL FILHO, o mesmo da presidente DILMA e do diretor clínico do SÍRIO-LIBANÊS, PAULO CÉSAR AYROSA GALVÃO.
Aos 73 anos, GIL não apresentava sinais de que estava doente. Prova disso é que ele, em abril, marcou o início da turnê internacional ao lado do amigo CAETANO VELOSO. Os shows fazem parte da celebração dos 50 anos de carreira dos dois ícones da MPB. No dia 7, a agenda prevê uma apresentação em LIMA, no PERU. Depois, estão marcados mais três shows nos ESTADOS UNIDOS: LOS ANGELES (dia 10), OAKLAND (12) e MIAMI (16). Por fim, eles devem ir para a EUROPA, com quatro apresentações em PORTO (24 e25) E LISBOA (27 e 28). Há previsão ainda de concertos na SUÍÇA, ESPANHA, INGLATERRA e ITÁLIA.  

O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, foi notificado, hoje, da abertura do processo conta ele no Conselho de Ética da Casa, aprovada na semana passada. A partir de amanhã começa a correr o prazo de dez dias para que o peemedebista entregue sua defesa escrita. Na quinta-feira passada, mesmo estando na Câmara, CUNHA não recebeu a notificação. Com isso, conseguiu adiar por dois dias o início do prazo. Ele argumentou que autoridades do porte dele, da Presidente DILMA e do presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, têm compromissos e, por isso, a notificação deve ser agendada.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador CÂNDIDO RIBEIRO, derrubou hoje liminar que suspendeu a nomeação do novo ministro da Justiça, WELLINGTON CÉSAR LIMA E SILVA. A decisão vale até a próxima quarta-feira, quando está marcado o julgamento do SFT que definirá se membros do Ministério Público podem ocupar cargo no Executivo. Na sexta-feira, a juíza SOLANGE SALGADO suspendeu a nomeação, no julgamento de uma ação popular proposta pelo deputado MENDONÇA FILHO. A Advocacia-Geral da União, porém, argumentou que a decisão afeta a governabilidade do país, o que foi aceito.

A presidente DILMA voltou a defender, hoje, LULA, investigado pela LAVA JATO. Para ela, não faz sentido levar o petista a depor "sob vara", já que ele "sempre aceitou" prestar depoimento.

Em seu discurso, durante a entrega de casas do programa MINHA CASA, MINHA VIDA, em CAXIAS DO SUL (RS), a presidente comentou a 24ª faze da operação, deflagrada na última sexta-feira, em que a Polícia Federal levou LULA a depor à força. Naquele dia, DILMA já havia declarado "absoluto inconformismo" com a "desnecessária" condução coercitiva de LULA. DILMA também acusou a oposição de dividir sistematicamente o país e de "antecipar as eleições de 2018". O apoio da presidente a LULA tem sido criticado por líderes de partidos contrários ao governo, que a acusam de agir para desmoralizar o Judiciário.  

Nenhum comentário: