domingo, 13 de março de 2016

LEMBRANDO O 15 DE MARÇO DE 2015. A HOMENAGEM AO CAPITÃO GINO STRUFFALDI SE REPETIRÁ NESTE ANO, 2016, NA PRAÇA QUE LEVA O SEU NOME, ÀS 14:30 HORAS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 15 DE MARÇO.

15 DE MARÇO DE 2015    :     -    DOMINGO
Vamos hoje homenagear o nosso eterno guerreiro, CAPITÃO GINO STRUFFALDI, falecido em 15 de março de 2012. Com muita saudade lembro o momento em que ele me passava a presidência da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, no dia 7 de julho de 2011.
“Não me lembro de ter sentido medo na revolução. Não porque eu seja muito corajoso. É que eu achava que não tinha motivo para sentir.” Assim o capitão reformado do Exército, Gino Struffaldi, aos 97 anos, com uma ótima memória, relembra os meses que marcaram para sempre a sua vida.
Aos 18 anos, enquanto servia o Exército, Struffaldi aderiu à luta da Revolução Constitucionalista de 1932 não por convicção, mas por dever. “Eu não faço floreios a respeito da minha participação. Eu estava na ativa e o meu comando se solidarizou com a revolução e eu fui junto. Depois fui percebendo o movimento da população e me entusiasmei”, conta minutos antes de deixar, nesta quinta-feira, a presidência da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, entidade que tentar manter viva a memória do movimento.
A passagem de presidência da sociedade foi um divisor de águas na história do movimento. Com 47 ex-combatentes ainda vivos espalhados por várias regiões do País, e cada um com pelo menos 97 anos, Gino provavelmente foi o último presidente da entidade a ter participado de batalhas durante a revolução.
No seu lugar, entra o coronel da Polícia Militar Mário Fonseca Ventura, filho do ex-combatente Mário da Silva Ventura, que há 15 anos participa como voluntário da sociedade e divulga as ações e a história do movimento. “Estamos entrando num momento diferente. Até criamos a associação dos familiares dos veteranos de 32, já que o comandante lá de cima está chamando e os nossos combatentes estão sendo transferidos. E lá eles não podem falar não”, brinca.
Ainda ativo, Gino Struffaldi lembra com detalhes de várias passagens das batalhas. “O dia mais difícil talvez tenha sido um dos bombardeios, quando o nosso alojamento ficou parcialmente destruído. Mas felizmente não matou ninguém. Nós estávamos em um território muito grande e tínhamos onde nos abrigar. E ainda por cima, a aviação naval que nos bombardeou vinha de lugares que sabíamos de onde estava vindo. Não havia um grande medo”, conta.
Antes de sair de casa, em meu blog, coloco imagens do GINO e as lembranças dos acontecimentos na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI por ocasião de sua inauguração em 16 de março de 2013 e da homenagem que lhe foi prestada no ano passado.
Pontualmente, às 8 horas, como havíamos combinado, MARINEI vem me buscar com seu carro. Seus filhos LUCAS e GABRIEL iriam até o local da solenidade, mas participaram de uma festa de aniversário e chegaram em casa por volta das 4 horas da madrugada. Mais tarde deverão acompanhar a mãe na passeata da AVENIDA PAULISTA.
Chegamos muito cedo na PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI. Isso é muito bom porque podemos recepcionar todos os nossos convidados. Apenas encontramos já na praça o nosso incansável WILLIAM MASCARENHAS.
http://i0.statig.com.br/fw/d8/r0/ix/d8r0ix2c8niarhd4xe3dt3x57.jpgFOTO DANIEL TORRES
TONINHO PAIVA e sua equipe chegam logo em seguida. NORMA e CLÁUDIO passam a cuidar do cerimonial. Tomam nota das autoridades que estão chegando, bem como preparam toda a sequencia do evento. São cuidadosos e querem que tudo sai da melhor maneira possível. MARINEI ajuda-os nesse mister, uma vez que ela conhece quase todos os participantes, principalmente com relação aos que irão ser condecorados.
O Vice-Presidente da Diretoria Executiva, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, apesar de estar sofrendo uma fase delicada em sua vida (sua esposa caiu no dia 9 de março, de uma maneira muito cruel, de frente, quebrando o nariz e causando problemas no maxilar), faz um esforço para estar conosco. Nosso representante da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DA LAPA, MARIANA TAGLIANETTI, veio de CURITIBA para participar do evento.
O TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI, Comandante do Regimento de Polícia Montada "9 de Julho" e presidente do Núcleo "MMDC CORONEL ARLINDO DE OLIVEIRA", que será logo mais condecorado com a Medalha MMDC, é a mais alta autoridade presente e representa o Comandante Geral, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI.
Podemos contar também com ANTONIO CARLOS ARISTIDES, ORÍTIA ABREU SERAFIM, FERNANDO MORENO, PROFESSORA MARIA ODETTE, PROFESSOR JOSÉ CARLOS  DE BARROS LIMA (coordenador do Núcleo da LAPA e diretor do Museu MARIA SOLDADO), MARGARIDA ROSA, diretora do Acervo Histórico da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; EDIMARA DE LIMA, Coordenadora do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial; ALDO STRUFFALDI,  acompanhado dos familiares, com atuação destacada para as crianças; JORGE BAPTISTA CRUZ, JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR (presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO); THELL DE MORAIS; DONALDO ICIBACI, SÍLVIO DA ROCHA, DOUGLAS NASCIMENTO.  
O cerimonialista CLÁUDIO anuncia os toques do HINO NACIONAL e temos início às homenagens à GINO STRUFFALDI. Várias pessoas fazem uso da palavra, principalmente o nosso vice-presidente, CORONEL PM MENDES, e o vereador TONINHO PAIVA.
O CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES vai falar em nome dos PMs DE CRISTO. Faz um discurso brilhantíssimo:
QUEM É ESSE?
O texto bíblico usado foi do Evangelho de São Marcos, capítulo 4, versos de 35 a 41.
Esse texto narra o momento em que Jesus Cristo estava com os seus discípulos, em um barco, no Mar da Galiléia e uma grande tempestade os pegou de surpresa.
Jesus estava dormindo no barco durante a tempestade e foi acordado pelos discípulos que estavam com medo de serem levados pelas ondas e pela tempestade.
Jesus, acordou e questionou a falta de fé deles, levantando-se e acalmando o mar e calando o barulho do vento.
Eles se maravilharam com o acontecido, e cheios de temor, perguntavam-se uns aos outros: quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?
Na verdade, eles conheciam Jesus, eram seus seguidores, mas a situação do momento, deixou-os com grande temor do poder de Jesus Cristo.
Nos dias de hoje, especialmente, nesses momentos de insegurança nacional em que vivemos, Jesus é a nossa maior SEGURANÇA.
Ele tem poder para acalmar os ânimos dos movimentos do mar (que na Bíblia, significa o CAOS implantado), muda o sentido de todas as coisas, transforma mentes e corações e é a única forma de mudar o cenário nacional vigente.
Temos que ter fé em Jesus Cristo, e Ele irá reverter quadros desfavoráveis e situação complexas que nos causam perplexidade e receio.
A figura histórica e o poder divino de Jesus Cristo são marcas de um Deus Todo-Poderoso e que alterou época. Desde seu nascimento, os dias são contados de forma diferente e todo o mundo foi influenciado pela sua liderança e carisma santo.
Quem é esse? Jesus Cristo é nosso referencial  e modelo de ser humano, nosso Salvador e que vai salvar nossa Pátria se o invocarmos em espírito e verdade, além de nos convertermos de nossos maus caminhos.
Qual a forma que temos guardado em nossos corações Jesus Cristo? Alguém que está dormindo diante de situações críticas em nossas vidas, ou alguém que está movimentando o Universo em favor das pessoas de bem? Temos que refletir sobre nosso posicionamento em relação a isso.
E falando em pessoas do bem... Esse momento de homenagem relembra uma pessoa que sempre foi do bem e lutou muito para que as coisas de nosso Estado de São Paulo e de nosso país, convertessem para um bem comum, muito melhor do que se vivia na época da Revolução de 1932.
GINO STRUFFALDI era Capitão do Exército Brasileiro, nosso "Eterno Menino de 32" e recebeu reconhecimento na inauguração da Praça em que nos encontramos nesta data de 15 de março de 2015.
Seus ideais de patriotismo, de idealismo e de luta eram contagiantes. Seus princípios morais e éticos sempre foram exteriorizados pelo nosso homenageado, que soube construir um caráter sólido e uma pela Pátria.família firme e estruturada.
Nossa lembrança do CAPITÃO GINO é e sempre será das melhores. Quem é esse? Esse é um bom exemplo de ser humano e que aprendeu com Cristo, ser uma pessoa de bem.
Que sua memória nos remeta a tudo o que de bom e importante o CAPITÃO GINO fez por São Paulo e

Após as palavras do CORONEL PM EVANDRO TEIXEIRA ALVES passamos a condecorar as autoridades selecionadas para esta solenidade que recebem a Medalha MMDC:  
VEREADOR TONINHO PAIVA
TENENTE-CORONEL PM ALBERTO MALFI SARDILLI
DOUTOR RUI FERNÃO MOTA E COSTA
SENHOR ANTERO JOSÉ PEREIRA
DOUTOR CLÁUDIO TUCCI JÚNIOR
DOUTOR JOSÉ GUILHERME LEVENSTEIN (não pode comparecer e o namorado de sua filha recebe a medalha em seu lugar)
MAJOR PM OLÍMPIO FERREIRA MAGALHÃES
MAJOR PM ÉMERSON FRIANO
MAJOR PM ROGÉRIO CARLOS CAPUANO
MAJOR PM MENEMILTON SOARES DE SOUZA JÚNIOR
COMENDADOR LUIZ SÉRGIO ÁLVARES DE ROSE
1º TENENTE PM MARCELO KAZUHIRO SATO
1º TENENTE PM GUILHERME LAZO SOLANO NETO
SENHOR GUILHERME MANTOVANI COLI
SENHOR DOUGLAS NASCIMENTO
CABO PM TAYLOR RECHE GARCIA
CABO PM PAULO GUJEF JÚNIOR
SOLDADO PM ARTHUR JOSÉ MACHADO
SOLDADO PM DIOGO DE SILVA BORRELLI
SOLDADO PM RONIÉLISON ROBERTO DE SOUZA
ASSOCIATION KUOFRA (SÍLVIO LUIZ DA ROCHA, nosso Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO ANDRÉ, usando uma farda francesa, conduz o estandarte da Associação, onde é colocada a Medalha MMDC)
SENHOR MARCELO BINGRE.               

Encerrada a condecoração das pessoas escolhidas, vamos manter um momento muito agradável de confraternização, com muitas fotos tiradas e conversas em torno da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Nenhum comentário: