segunda-feira, 25 de abril de 2016

23 DE ABRIL DE 2016 - SÁBADO

EM 22 DE ABRIL DE 2016, VISITA AO CASAL ALFREDO PIRES E DONA NAIR.


D I A    V I N T E   E   T R Ê S   D E    A B R I L     DE      2016      -       S  Á  B  A  D  O.  
79 anos, três meses e 28 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 289º DO ANO 66º - MÊS 10º
57  anos e 322 dias na PMESP.
57 anos e 73 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 580 DIAS – 494 356 HORAS.
52 anos e 230 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 43 dias no Posto de Coronel – 337 meses e 12 dias.
4 anos e 291 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 327  dias  CORONEL - 24 anos e  131 dias  na reserva.
10 876-261 080                                10 327-247 824                                10 592-253 356.

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO
DIA DE SÃO JORGE
DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DO AUTOR
DIA DO CHORO (ESTILO MUSICAL)
Ilustração de Robert Baden-Powell, idealizador do Movimento Escoteiro.
Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro.
Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente como seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações. O pai do movimento escoteiro internacional, Frederick Russell Burnham é conhecido por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, sendo esta uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo. Burnham começou na atividade aos 14 anos e foi um perito rastreador de índios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo. Escotismo para Rapazes surge devido a outro livro de Baden-Powell escreveu em 1899, Aids to Scouting, um guia para recrutas do exército, principalmente os ensinamentos que aprendeu do Burnham.5 O livro fez muito sucesso entre professores de educação física, e depois da insistência de vários líderes da juventude, Baden-Powell decidiu adaptar seu manual de escotismo especificamente para treinamento de meninos. A recepção das ideias de Baden-Powell foi tanta que, em poucas semanas, centenas de Patrulhas Escoteiras estavam formadas, praticando Escotismo. Rapidamente o movimento se espalhou por vários países do mundo, chegando à América do Sul em 1908, ao Chile.
"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."
Em 1909, mais de 10.000 jovens realizaram uma exibição de suas perícias escoteiras no famoso Palácio de Cristal, em Londres. Nem mesmo a chuva e o frio, naquela manhã do dia 4 de setembro, puderam arrefecer o entusiasmo deles. Nesta reunião histórica, os rapazes formavam a maioria.
Temendo a degeneração das suas ideias, e verificando a necessidade de integrar todos dentro de um movimento que crescia rapidamente, Baden-Powell passou a dedicar-se à organização do Movimento Escoteiro, que não era sua proposta original. Desliga-se do Exército, em 1910, e ingressa no que chamou de sua "segunda vida", dedicada ao crescimento e fortalecimento do Escotismo.
Ainda em 1910, é criado o Escotismo do Mar, bem como surgem dentro do Movimento as "Girls Guides", ou seja, as Guias Escoteiras. A partir de 1912, Baden-Powell passa a viajar pelo mundo divulgando e unindo o Escotismo, que se desenvolve agora como uma "Fraternidade Mundial".
Também em 1912, foi publicado o primeiro Manual das Guias, "Como as Moças podem ajudar o Império …" escrito por Agnes Baden-Powell.
Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento Escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no Livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes.
Em 1917, é constituído informalmente o primeiro Conselho Internacional da Associação de Guias da Inglaterra, e, no ano seguinte, é publicado o texto base do Guidismo, escrito por Baden-Powell, especialmente para as guias.
O Escotismo recebe de William F. de Bois Mclaren uma área de terra, na floresta de Epping, arredores de Londres, onde se instala Gilweel Parko centro de formação de chefes escoteiros (o curso passa a ser chamado de curso para Insígnia da Madeira. Os que completam o curso recebem um colar de contas e um lenço com um pedaço de tecido atrás com a trama característica do clã dos McLaren). Em 1930, Lady Olave Baden-Powell é aclamada Chefe Guia Mundial, função que exerceu até 1976, quando veio a falecer.
A última presença pública de Baden-Powell para os escoteiros foi em 1937, no Quinto Jamboree Mundial em Vogelezang, Holanda, depois do que viajou para o Quênia, onde fixou residência a partir de 1938 juntamente com Lady Olave. Morre nesse local.

DIA DE SÃO JORGE. Sabe-se apenas que era militar e sofreu o martírio durante a perseguição de DEOCLECIANO. Seu culto se espalhou pelo ORIENTE e, depois pelo OCIDENTE. Há muitas lendas sobre SÃO JORGE: a mais popular é a de que matou um dragão.
DIA DE SANTO ADALBERTO. Nasceu na BOÊMIA por volta de 956. Em 983 foi ordenado sacerdote e no mesmo ano foi nomeado bispo de PRAGA. Por seis anos se esforçou para evangelizar seu povo. Cansado, pediu ao PAPA JOÃO XV que o afastasse do cargo. Entrou no mosteiro de SÃO BONIFÁCIO, onde passou cinco anos. Em sinal de penitência e humildade entrou na cidade descalço. Foi chamado a voltar para o cargo mais duas vezes. Em homenagem aos 12 apóstolos, alimentava 12 pobres por dia. Na última, foi perseguido e se refugiou na POLÔNIA, onde sofreu o martírio. Morreu na PRÚSSIA, em 997. 

1713 a. na PALESTINA, em 23 de abril de 303, teria morrido SÃO JORGE – JORGE DE ANICII. Teria sido preso, torturado e tido a cabeça decepada por defender sua fé no cristianismo. Tornou-se conhecido pela lenda de que teria resgatado a filha do rei da LÍBIA de um dragão que pretendia devorá-la.
1167 a, nasce ALFREDO DA INGLATERRA, primeiro Rei da INGLATERRA, em 23 de abril de 849. Falece em 899.
1000 a. falece o REI ETHELRED II de INGLATERRA em 23 de abril de 1016.
831 a. nasce AFONSO II, rei de PORTUGAL, em 23 de abril de 1185.
680 a. nasce OLIVIER DE CLISSON, Condestável de FRANÇA, em 23 de abril de 1336. Falece em 1407.
571 a. HENRIQUE VI de INGLATERRA casa-se com MARGARIDA DE ANJOU em 23 de abril de 1445, como tentativa de promover a paz entre os países. MARGARIDA DE ANJOU era sobrinha da rainha francesa. Anos depois, com a atuação política pífia do marido, MARGARIDA fica à frente do trono e desempenha uma importante atuação como líder da Casa de LANCASTER na GUERRA DAS ROSAS, disputa pelo trono inglês travada entre 1455 e 1485 contra a Casa de YORK.
477 a. nasce JORGE DE ALBUQUERQUE COELHO, segundo Donatário da Capitania de PERNAMBUCO, filho de DUARTE COELHO PEREIRA, em 23 de abril de 1539. 
452 a. nasce WILLIAM SHAKESPEARE. Terceiro filho de JOHN SHAKESPEARE e MARY ARDEN, WILLIAM nasce em STRATFORD-ON-AVON, a cinqüenta km de LONDRES, em abril de 1564. Não há registro de seu batismo, em 26 de abril. Na época, por ser alto o índice de mortalidade de recém-nascidos, as crianças normalmente eram batizadas com dois ou três dias de vida. Dessa forma foi estabelecido, então, o dia 23 de abril como a data de seu nascimento. WILLIAM era neto de fazendeiros, e seu pai era um próspero comerciante de couros que chegou a ser vereador na cidade de STRATFORD-ON-AVON (o nome indica que a cidade se localiza às margens do rio AVON). WILLIAM foi o terceiro filho de JOHN e MARY, porém o primeiro que chegou à idade adulta. LONDRES e as regiões próximas, à época, eram constantemente assoladas por epidemias de peste, e as duas irmãs mais velhas de WILLIAM morreram ainda crianças. Tudo que se sabe da juventude de SHAKESPEARE é que ele provavelmente estudou na STRATFORD GRAMMAR SCHOOL, onde teria aprendido gramática e literatura latina. Grande parte de sua obra demonstra conhecimento de teatro romano, da história antiga e da mitologia clássica. Não há registro de que SHAKESPEARE tenha ido para a universidade. Sabe-se que WILLIAM casou-se com ANNE HATHAWAY, oito anos mais velha que ele. ANNE estava grávida de três meses, e WILLIAM, que estava com dezoito anos de idade, precisou de uma autorização especial para se casar, provavelmente na TEMPLE GAFTON CHURCH. Antes de completar 21 anos WILLIAM já era pai de três crianças, sendo que duas eram um casal de gêmeos. Houve especulação de que fora um casamento sem amor e de que o relacionamento de WILLIAM com a esposa estava longe de ser um mar de rosas. No entanto, WILLIAM sempre permaneceu leal – se não fiel – a ANNE durante toda a vida, não tendo deixado nunca de visitá-la regularmente, depois que se mudou para LONDRES. Nada se sabe sobre o período compreendido entre o nascimento dos gêmeos e a ascensão de WILLIAM como ator, poeta e dramaturgo, em 1592. No entanto cogita-se que ele teria fugido de STRATFORD para LONDRES para escapar de um processo por ter caçado um veado em propriedade particular, e também que teria feito parte de um grupo de atores itinerantes e trabalhado como professor numa escola rural. Em 1594 SHAKESPEARE ingressou na companhia teatral de LORD CHAMBERLAIN, que mais tarde, no reinado de JAMES I, receberia o nome de KING´MEN (HOMENS DO REI). SHAKESPEARE permaneceu nessa companhia teatral até o final de sua carreira em LONDRES. Presume-se que, como ator, ele tenha representado o papel de personagens idosos, como o fantasma em HAMLET e o velho ADAM em  AS YOU LIKE IT (comédia de 1599). Em 1596 a família de SHAKESPEARE recebeu um brasão de armas, e em 1597 a condição financeira de WILLIAM lhe permitiu adquirir uma imponente residência em STRATFORD, onde ele viveria até o fim da vida. Em 1599 tornou-se um dos sócios-proprietários do GLOBE THEATRE, e em 1608 também foi sócio do BLACKFRIARS THEATRE. Em 1613 SHAKESPEARE se aposentou e retornou a STRATFORD, depois que ocorreu um incêndio no GLOBE durante uma apresentação. É graças à petulante declaração de um dramaturgo rival, ROBERT GREENE, que hoje se sabe que em 1592 SHAKESPEARE já adquirira reputação como ator e escritor. Numa publicação que circulava à época, GREENE referiu-se a ele como “uma gralha emergente”. O trabalho inicial de SHAKESPEARE para o teatro foi interrompido por uma epidemia de peste em LONDRES que levou as autoridades a fechar os teatros. Nesse período, apoiado por HENRY WRIOTHSLEY, prestigiado conde de SOUTHAMPTON, ele escreveu dois poemas narrativos eróticos: VÊNUS e ADÔNIS, em 1593, O RAPTO DE LUCRÉCIA, em 1594, além de 154 sonetos – publicados em 1609, embora já circulassem anteriormente em forma de manuscrito – que expressavam agitação, frustração, homossexualismo e masoquismo. Essas obras estabeleceram a reputação de SHAKESPEARE como um talentoso e popular poeta da RENASCENÇA. Houve mais sessões especiais para apresentação das peças de SHAKESPEARE nas cortes da rainha ELIZABETH I e do rei JAMES I do que para qualquer outro dramaturgo. Certa vez, porém, arriscou-se a perder as boas graças da corte quando em 1599, sua companhia teatral apresentou “a peça de destituição e assassinato do rei RICARDO II”, a pedido de um grupo de conspiradores contra a rainha ELIZABETH I. No inquérito que se abriu, a companhia foi absolvida de cumplicidade na conspiração. Por volta de 1608 a produção dramática de SHAKESPEARE diminuiu, e ele começou a passar mais tempo na residência da família em STRATFORD, onde desfrutava uma vida confortável, embora nunca tenha sido um homem rico. SHAKESPEARE foi pai de duas filhas. De JUDITH, a mais nova, não aprovava o namoro com THOMAS QUINEY, quatro anos mais jovem do que ela e dono de uma taberna em STRATFORD. E não era sem motivo, pois, já comprometido com JUDITH, THOMAS tinha um caso com uma mulher que morreu ao dar à luz seu filho, na época do casamento com JUDITH. SHAKESPEARE chegou a alterar seu testamento para que THOMAS não pudesse se beneficiar da herança, cuja maior parte ficou para a filha SUSANNA, que foi quem deu a SHAKESPEARE sua única neta, ELIZABETH. As histórias sobre a morte de SHAKESPEARE não são comprovadas. A mais conhecida delas é a de que teria contraído uma febre fatal após um banquete com seus amigos escritores MICHAEL DRAYTON e BEM JONSON. O registro de seu sepultamento data de 25 de abril de 1616, quando acabara de completar 52 anos. A obra de SHAKESPEARE é dividida em quatro períodos: o primeiro, até 1594; o segundo, de 1594 a 1600; o terceiro de 1600 a 1608; e o quarto, após 1608. Ao longo desse tempo o estilo de SHAKESPEARE evoluiu da retórica barroca ao lirismo despojado. O primeiro período foi caracterizado, até certo ponto, pela construção formal e versos estilizados. Estava em voga na época o gênero de peça histórica, e SHAKESPEARE escreveu os afrescos HENRIQUE VI entre 1589 e 1592 e RICARDO III entre 1592 e 1593. Também se destacam nesse período as comédias ligeiras A COMÉDIA DE ERROS, de 1592, A MEGERA DOMADA, escrita entre 1593 e 1594, e OS DOIS CAVALHEIROS DE VERONA, de 1594, além da tragédia TITO ANDRÔNICO, de 1593/1594. No segundo período o estilo e a abordagem de SHAKESPEARE se tornaram altamente individualizados. Foi quando escreveu as peças históricas RICARDO II, HENRIQUE IV e HENRIQUE V, as comédias SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, em 1595, O MERCADOR DE VENEZA, em 1596, MUITO BARULHO POR NADA, em 1598, e AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR, em 1600. Desse período são também as tragédias ROMEU E JULIETA, de 1594/1595, e JÚLIO CÉSAR, de 1599. As tragédias escritas no terceiro período são consideradas as obras de maior profundidade de SHAKESPEARE. Nelas ele usa a linguagem poética como um instrumento extremamente dramático, capaz de registrar o pensamento e as várias dimensões de determinadas situações dramáticas: entre 1601 e 1606 escreveu HAMLET, OTELO, MACBET e REI LEAR. São também desse período as comédias TRÓILO e CRÉSIDA, TUDO ESTÁ BEM QUANDO ACABA BEM e MEDIDA POR MEDIDA. O quarto período é o do equilíbrio. Nele destacam-se as principais tragicomédias românticas do escritor: TIMON DE ATENAS, CIMBELINA, CONTO DE INVERNO e A TEMPESTADE. Nesse período SHAKESPEARE escreveu também as peças históricas ANTÔNIO E CLEÓPATRA e CORIOLANO. Na opinião de muitos críticos, as tragicomédias significam o auge do amadurecimento do autor, embora uma ou outra linha considere que essa evolução reflete simplesmente as mudanças de estilo no drama daquele período. A obra dramática de SHAKESPEARE funde uma visão poética e refinada com um forte caráter popular, no qual os assassinatos, as violações, os incestos e as traições são os ingredientes mais leves para o divertimento do público. Além disso, na época de SHAKESPEARE os palcos consistiam em uma plataforma elevada ao redor da qual o público se sentava, como em uma arena. E a utilização dos temas antigos também contribuía para que os personagens de SHAKESPEARE falassem ao coração da platéia. Já houve cerca de trezentas adaptações das peças de SHAKESPEARE para o cinema, entre elas diferentes versões de HAMLET, OTELO, ROMEU E JULIETA, MACBETH, JÚLIO CÉSAR, REI LEAR e SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO. Até hoje suas peças são representadas nos teatros do mundo inteiro, sempre com muito sucesso. SHAKESPEARE é sempre atual. Sua mensagem atinge todas as classes sociais, religiões, ideologias políticas e estados da alma. Ele festeja o amor, os manjares, a bebida, a música, a amizade, a conversação e a beleza variável e constante da Natureza. O homem que SHAKESPEARE apresenta reflete sua experiência, senso comum e invulgar sabedoria. SHAKESPEARE sabia manejar a língua com inigualável mestria. A forma como falava de uma coisa fazia com que ela se materializasse. Condensava o Universo em monossílabos: “SER OU NÃO SER” é a questão mais complexa e profunda que se põe ao homem, traduzida pelas palavras mais curtas e simples. Sabia como tocar a alma humana. Assim como conduz o homem aos limites da eternidade, SHAKESPEARE remete-o para o comum da Humanidade. Ante o cadáver de CORDÉLIA, o REI LEAR, atormentado pela dor, exclama: “Como é possível que um cão, um cavalo e um rato tenham vida, enquanto tu jazes inerte?”. No auge do seu desespero, diz: “Não voltarás mais”. E acrescenta: “Nunca mais, nunca mais, nunca mais, nunca mais!”. Em seguida, o dique que represava sua angústia cede com este pedido prosaico: “Por favor, desaperta-me este botão”. Só mesmo WILLIAM SHAKESPEARE poderia ter ousado empregar conceitos tão díspares em um momento tão dramático. SHAKESPEARE sobrevive porque a seu respeito só se consegue dizer a penúltima palavra – nunca a última. Suas criações são tão opacas como as da própria vida. Seus personagens são imensamente desconcertantes. HAMLET é dos personagens sobre o qual mais se tem escrito ao longo dos séculos. No entanto, a única coisa que se sabe de HAMLET é que sua tragédia é ser HAMLET – como a de todo ser humano é ser o que é. Todas as épocas e todos os homens encontram sua imagem refletida no espelho universal de SHAKESPEARE. Os ecos da sua paixão e da sua poesia ressoam no nosso espírito – e assim será, certamente, ainda por muito tempo.      
400 a. morre MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA, escritor espanhol, em 23 de abril de 1616.
400 a. falece WILLIAM SHAKESPEARE, em STRATFORD, no dia 23 de abril de 1616. Foi sepultado na igreja de STRAFFORD em 26 de abril. 
391 a falece MAURÍCIO, PRÍNCIPE DE ORANGE, em 23 de abril de 1625. Nasceu em 1567.
225 a. nasce JAMES BUCHANAN, 15º Presidente dos Estados Unidos, em 23 de abril de 1791. Falece em 1868.
215 a. um decreto de DOM JOÃO VI suprime o monopólio existente sobre o depósito do sal, em favor dos brasileiros, em 23 de abril de 1801.
208 a. nasce JOÃO CAETANO DOS SANTOS, ator brasileiro, em 23 de abril de 1808.
168 a. os franceses votam pela primeira vez através do sufrágio universal estabelecido no país, no dia 23 de abril de 1848..
158 a. nasce MAX PLANCK, em 23 de abril de 1858, físico alemão criador da Teoria Quântica, que, juntamente com a teoria geral da Relatividade de ALBERT EINSTEIN, forma os fundamentos da Física do século XX. PLANCK recebeu o Prêmio NOBEL DE FÍSICA de 1918. Falece em 1947.
141 a. nasce FEDERICO LAREDO BRÚ, no dia 23 de abril de 1875. Foi presidente de CUBA entre 1936 e 1940.
124 a. nasce PONTES DE MIRANDA em 23 de abril de 1892. Falecido em 22 de dezembro de 1979. Jurista brasileiro, cujo nome completo é FRANCISCO CAVALCANTI PONTES DE MIRANDA. Foi embaixador na COLÔMBIA e representou o BRASIL no BUREAU INTERNACIONAL DO TRABALHO. Sua obra distribui-se praticamente por todos os ramos da ciência jurídica, do direito constitucional ao civil, do processual ao comercial. É grande sua influência no terreno científico. De profunda repercussão são seus COMENTÁRIOS às constituições brasileiras, desde a de 1934. Escreveu um monumental TRATADO DO DIREITO PRIVADO, em sessenta volumes.
123 a. nasce o poeta JORGE DE LIMA em UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS, perto da SERRA DA BARRIGA, onde ZUMBI fundou seu quilombo, em 23 de abril de 1893. Seu itinerário começa com os XIV ALEXANDRINOS, em 1914, poesia virtuosista. O MUNDO DO MENINO IMPOSSÍVEL, de 1925, marca sua adesão ao modernismo. Em 1927, vieram os POEMAS, época em que no DOIS ENSAIOS é o primeiro brasileiro a analisar a obra de PROUST. Desde 1911, era formado pela Faculdade de Medicina do RIO. OS POEMAS seriam a primeira coletânea de versos regionalistas no sentido agro-nordestino, inspirada no folclore afro-brasileiro, totalmente despida de exotismo. “ESSA NEGRA FULÔ” é desse período. A outra fase, de 1935, com os livros TEMPO e ETERNIDADE, escrito em parceria com MURILO MENDES, e A TÚNICA INCONSÚTIL, assinala a conversão de JORGE DE LIMA ao catolicismo. Escreveu ainda INVENÇÃO DE ORFEU, publicado em 1952. Faleceu no RIO, no dia 15 de novembro de 1953.
121 a. falece CARL LUDWIG, fisiologista alemão, em 23 de abril de 1895. Nasceu em 1816.
119 a. nasce LESTER PEARSON, no dia 23 de abril de 1897, político canadense, vencedor do Prêmio NOBEL DA PAZ de 1957.
119 a. nasce o compositor PIXINGUINHA em 23 de abril de 1897. Falece em 1973
118 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 23 de abril de 1898: não obstante reiteradas reclamações da imprensa, continua o VIADUTO DO CHÁ em lastimável estado, com os pranchões podres pondo em risco a Cida dos transeuntes. A cinco metros da distância da Rua DIREITA, entre vias, foram arrancadas três tábuas do revestimento, ficando a descoberto os barrotes que estão completamente podres.
Foi preso hoje, à 1:30 hora da tarde, o empregado da Companhia Inglesa de nome ANTÔNIO MAMBRONE. Em seu poder foi encontrada a quantia de 600$ em notas falsas.
A guerra entre a ESPANHA e os ESTADOS UNIDOS está a ser declarada. Na concisão dos telegramas vê-se a transparência do civismo e da altivez da alma da cavalheiresca ESPANHA. A nação zelosa pela defesa do seu direito e validade de sua soberania metropolitana repeliu com a mais digna intransigência o “ultimatum” yankee.
RIO – o GENERAL WOODFORD, ministro dos ESTADOS UNIDOS em MADRID, foi acompanhado até a fronteira da FRANÇA pelo ministro inglês.
O presidente MacKINLEY telegrafou à legação americana em PARIS determinando que o ministro WOODFORD recolha-se imediatamente a WASHINGTON.   
Notícia de fonte oficial diz que o senhor secretário da Agricultura comunicou ao seu colega do Interior a existência de dois casos de febre amarela e de três suspeitos no núcleo colonial “CAMPOS SALLES”, pedindo ao mesmo tempo a remessa urgente de ambulância e enfermeiros para aquele ponto.
O doutor CYPRIANO DE CARVALHO, engenheiro encarregado de percorrer e examinar as linhas da OESTE MINAS, concluiu sua comissão. Aquele profissional percorreu 2 mil quilômetros, inclusive o trecho de BARRA a ANGRA DOS REIS, que será o futuro porto de mar do Estado mineiro.
No porto da FLÓRIDA foi aprisionado um navio mercante espanhol de nome GRACIA, que estava carregado de munições.
O cruzador espanhol TEMERÁRIO saiu de MONTEVIDÉU com direção a CUBA. Ao partir, o seu comandante declarou não receiar encontro com os navios americanos OREGON e MARIETTA.
Os espanhóis dispõem de 12 mil homens em PORTO RICO e estão apressadamente fortificando outros pontos da Ilha de CUBA e das ANTILHAS.  
116 a. por ter sido domingo, no dia 23 de abril de 1899, o DIÁRIO POPULAR não circulou. Segue destaques da edição anterior: temos feito referência nestes quatro dias últimos aos estudos feitos pelo doutor J.C. TRAVASSOS para explicar a baixa do nosso café. Parece que ficou suficientemente provado que a razão da baixa não está no excesso de produção sobre o consumo. O café do BRASIL baixou porque nos mercados da EUROPA encontra-se o mesmo gênero de melhor qualidade, devido ao péssimo condicionamento que o faz chegar nos mercados completamente deteriorado.
SANTO ANTÔNIO DA CACHOEIRA – A Câmara oficiou ao secretário da Agricultura pedindo reparos na estrada que liga essa cidade à estação de ATIBAIA, bem como a reconstrução da ponte sobre o Rio ATIBAIA.
Notícia de O REPÓRTER que em CRAVINHOS uma enorme manga d´água causou consideráveis prejuízos em várias fazendas e entre elas a do CORONEL LÚCIO FAGUNDES, onde destruiu o terreiro arrastando a corrente todo o café que nele se achava e em uma das fazendas do CONDE DO PINHAL, onde lavou completamente algumas lavouras trabalhadas a carpideiras, deixando raízes de cafeeiros expostas.
RIBEIRÃO PRETO – começou em muitas fazendas do município a colheita do café e sabe-se que tem-se colhido mais ou menos igualmente ao ano passado, isto é, de 1898 a 1899.
114 a. nasce HALLDOR LAXNESS, escritor irlandês, no dia 23 de abril de 1902, vencedor do Prêmio NOBEL de LITERATURA de 1955. Falece em 1998.
109 a. falece o flautista e compositor brasileiro PATÁPIO SILVA, em 23 de abril de 1907. Nasceu na cidade de ITAOCARA, RIO DE JANEIRO, em 22 de outubro de 1881. Foi educado na cidade de CATAGUAZES e, desde pequeno, mostrava interesse pela arte musical. Matriculou-se no Instituto Nacional de Música do RIO DE JANEIRO em 1901. Quatro anos depois, gravou um disco pela CASA ODEON, no qual incluiu as suas valsas “ALVORADA DAS ROSAS” e “MEU PRIMEIRO AMOR”. São de sua autoria ainda: “ORIENTAL”, “FANTASIA DE CONCERTO” e “CAPRICHO ORIENTAL”. 
106 a. parte de um discurso que o presidente americano THEODORE ROOSEVELT pronunciou na SORBONNE de PARIS, no dia 23 de abril de 1910: - O crítico não conta absolutamente nada: tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofreu uma queda ou o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem. O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, falha, mas, aos poucos, vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem que, na melhor das hipóteses, vai conhecer a vitória e a conquista. E, na pior, cairá mas, mesmo na queda, é grande, pois viveu com coragem e esteve acima das almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas.
105 a. os jornais de 23 de abril de 1911 publicam que de PORTO ALEGRE, na SANTA CASA, foi operada uma criança de 10 meses, que tinha um quisto na cabeça. A operação durou uma hora e meia. Na ocasião de se estirpar o quisto os médicos viram tratar-se de um caso de inclusão fetal. O caso teratológico causou interesse no meio médico. O feto achava-se em desenvolvimento. A criança morreu duas horas depois da operação.  
104 a. (NOVA YORK) Interrogado pela comissão de inquérito, o senhor ISMAY, presidente da WHITE STAR LINE, declarou não ter ordenado ao capitão SMITH, comandante do TITANIC, que batesse o recorde da velocidade, nem tampouco procurou influenciá-lo de qualquer forma. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 23 de abril de 1912). 
103 a. primeiro vôo do francês LEFORT é realizado de PARIS a BERLIM (920 km) sem escalas, em 7 horas e 45 minutos do dia 23 de abril de 1913.
103 a. do assassinato do TENENTE GALINHA. Na madrugada de 23 de abril de 1913, pouco depois das 3 horas, uma mulher vestida de branco com um xale escuro sobre os ombros e seu filho de 14 anos pulam a janela do quarto e saem correndo da casa de número 14 da Rua ANA NERY, na MOOCA. Caminham até a Rua PIRATININGA, onde encontram o Guarda-Civil FRANCISCO CARDOSO PINTO. Transtornada, BENEDICTA DE OLIVEIRA conta ao guarda que entraram gatunos em sua casa. Diz que seu marido estava lá e deveria estar ferido. Informa que ele possui muitos inimigos. Ao saber do endereço, CARDOSO espanta-se: “então a senhora tem mais confiança no guarda do que no seu marido, que é homem para cinco?” O homem para cinco era o tenente da FORÇA PÚBLICA, JOÃO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, conhecido como TENENTE GALINHA. A essa hora estava morto, deitado em sua cama, com quatro tiros no corpo – dois na cabeça e dois no tórax. É assim que o encontra o guarda CARDOSO, junto com o delegado de plantão da Polícia Central. Na casa, a porta da cozinha e uma janela estão escancaradas. No quarto do casal, além de constatar o corpo sem vida, vêem que as gavetas de uma cômoda estão abertas e as roupas remexidas. Faltavam dois revólveres do tenente, dinheiro, dois anéis de brilhantes e um relógio. Enquanto buscam pistas, BENEDICTA permanece o tempo todo no portão da entrada. Com então 42 anos, tenente GALINHA era tido como figura lendária nos sertões paulistas. Chefe da escolta de capturas – a quem chamava de sua “cambada dos infernos” – ele caçava criminosos procurados pela polícia. Tinha acabado de retornar de uma de suas diligências nos CAMPOS NOVOS DO PARANAPANEMA, trazendo consigo, em 15 de abril, o produto da caça: o bandido QUINTINO HORTÊNCIO DE LIMA.
Depois dessa captura, TENENTE GALINHA resolveu ficar na Capital por uns tempos. Na véspera do crime, dia 22, jantou em sua casa com a mulher – com quem estava casado havia 15 anos – o filho, PRETEXTATO, e o inspetor de polícia e seu amigo pessoal, ISRAEL COIMBRA. Saiu por volta das 19 horas e dirigiu-se à Rua SÃO JOÃO, 145. Funcionava ali a PENSÃO IDEAL, onde estava sua amante, CANDINHA. Ficou com ela até às 22 horas e seguiu, na mesma rua, para a 5ª Delegacia, para contar seus “causos” a um escrivão de polícia. Às 23 horas, foi ao TEATRO POLYTHEAMA, de onde saiu à meia-noite para pegar o bonde e voltar para casa. BENEDICTA dormia. Ele deitou-se a seu lado para não mais acordar.
No dia seguinte, o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO trazia em suas páginas a notícia “TRAGÉDIA MYSTERIOSA”, relatando a morte “traiçoeira” do caçador de bandidos e já levantando contradições na versão de BENEDICTA.
Em seu depoimento, ela diz ter escutado um barulho na cozinha e levantou para ver o que era – a porta tinha uma pesada tranca de madeira e poderia ter caído. Ao entrar na sala de jantar, um cômodo anterior à cozinha, viu dois homens – um alto, negro, de terno escuro, botinas e chapéu de abas largas, que lhe apontou um revólver, obrigando-a a entrar no quarto do filho. Outro era branco e também estava armado. Disse ela que acordou PRETEXTATO com a frase: “Meu filho, há ladrões em casa, fujamos, que eles querem nos matar”. Mas não havia sinais de luta no quarto. TENENTE GALINHA foi morto enquanto dormia. Tampouco havia sinais de a porta ou janela terem sido arrombadas – só poderiam ter sido abertas por dentro. As contradições e a falta de sensibilidade de BENEDICTA chamaram a atenção da polícia, que a manteve presa no BRÁS para mais esclarecimentos.
Ouvidas as testemunhas, descobriu-se que a conduta de BENEDICTA não era exemplar. Informa um trecho de O ESTADO, de 24 de abril de 1913: “sabe-se que BENEDICTA DE OLIVEIRA, apesar de feia, traía o marido desde muito longe e que só com o último amante e que ela deixara de se entregar às suas costumadas leviandades”. Também já se sabia que o TENENTE GALINHA possuía uma pequena fortuna em dois seguros de vida. A suspeita recaiu sobre BENEDICTA.
Foi PRETEXTATO quem deu com a língua nos dentes. Contou que sua mãe o havia avisado que ISRAEL COIMBRA e um amigo matariam seu pai. BENEDICTA teve de confessar o crime e a notícia se espalhou no dia 26. Contou que era amante de ISRAEL havia oito meses e que ele freqüentava sua casa – foi o TENENTE GALINHA quem conseguiu emprego de inspetor para ISRAEL. BENEDICTA, como se soube depois, já tinha tentado matar o marido antes, misturando vidro moído e veneno à sua comida.
No depoimento, disse ela que ISRAEL a sugestionou. Venderiam a casa e iriam estabelecer-se no comércio do interior. Tramaram a morte do tenente e coube a ela facilitar a entrada dos assassinos, COIMBRA e seu amigo BENEDICTO ALVES DA SILVA, o MANQUINHO, na casa. MANQUINHO foi preso no dia 26. COIMBRA foi detido um dia antes – foi achado no POLYTHEAMA. Sorridente e calmo, foi ele quem elucidou o crime.
Naquele dia 22, jantou na casa do tenente. Retornou às 21 horas, quando combinou o crime: iria cortar a garganta de GALINHA com uma navalha. Possivelmente com medo da reação, acabou usando o revólver. No início da madrugada, foi ao CLUB UNIÃO, na Rua BOA VISTA, onde encontrou MANQUINHO. A pé, foram à Rua ANA NERY, onde pularam o muro. Esperaram no quintal até às 3 horas, quando BENEDICTA abriu a porta da cozinha.
As armas usadas no crime eram do tenente – duas SMITH & WESSON – que BENEDICTA deixou numa fresta junto da soleira. Os assassinos foram ao quarto, retiraram outro revólver e, bem próximo do tenente, COIMBRA disparou o primeiro tiro. GALINHA tentou se erguer, mas foi atingido por um segundo disparo, de MANQUINHO, e depois por outros dois. Dali, voltaram ao CLUB para beber e jogar.
BENEDICTA foi julgada em 30 de junho de 1913 e absolvida. O Ministério Público apelou e ela voltou à Cadeia Pública, onde deu à luz uma menina em 4 de agosto, filha de COIMBRA. Foi novamente absolvida e morreu em 1945. PRETEXTATO morreu pouco tempo depois do pai.
COIMBRA, com 27 anos, foi condenado a 25 anos e meio de prisão. Saiu em liberdade condicional em 25 de dezembro de 1930. Concluiu a pena em 1938. MANQUINHO, de 23 anos, teve a mesma pena. Morreu de tuberculose no presídio em 1923.      
JOÃO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, o TENENTE GALINHA, nasceu em 3 de maio de 1871. Ingressou na FORÇA PÚBLICA em 1888. Tornou-se alferes em 1901. Oito anos depois foi promovido a tenente. Noventa anos depois de sua morte (2003), o famoso tenente sobrevive na lembrança de poucos moradores da MOOCA. A casa 14 da Rua DONA ANA NERY, onde morava, hoje é a casa 128 da Rua DONA ANA NERI. Reformada em 1979, guarda de original apenas as divisões internas.
  99 a. nasce SEVERINO DE ARAÚJO, em 23 de abril de 1917, na cidade pernambucana de LIMOEIRO. SEVERINO ARAÚJO aprendeu o ofício em casa. Seu pai, JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO, o MESTRE CAZUZINHA, autodidata era regente de bandas de música e compositor.Com apenas 12 anos, fez o seu primeiro arranjo. Logo se tornou um apaixonado pelas bigs bands americanas, que ouvia em lojas de discos ou através de rádios de ondas curtas. Aos 16, iniciou sua carreira artística tocando clarinete e fazendo arranjos. Em 1936, foi convidado para integrar a banda da Polícia Militar de JOÃO PESSOA, para onde se mudou. Em 1937, entrou para a ORQUESTRA JAZZ TABAJARA – logo depois rebatizada para ORQUESTRA DA RÁDIO TABAJARA, na época comandada pelo maestro LUNA FREIRE. Com a morte de LUNA FREIRE, em 1938, ARAÚJO assumiu o comando do grupo. Em 1944, foi convidado para se apresentar na RÁDIO TUPI, no RIO. Por seu perfil, que unia sofisticação e apelo dançante, e também pelo repertório abrangente, a ORQUESTRA TABAJARA, como ficou conhecida, passou a ser chamada para animar salões populares e de elite. Logo, ela se tornou um ícone nacional ao emprestar o sotaque brasileiro à formação clássica das big bands americanas. Nos anos 1960, a orquestra teve passagens pela Rádio NACIONAL e pela TV TUPI. No livro “Orquestra Tabajara de Severino Araújo”, lançado em 2009, o escritor CARLOS CORAÚCCI lembra que a orquestra passou por diversos movimentos musicais, da bossa nova ao tropicalismo e o rock, convivendo com eles e se adaptando. Quando reduziu suas atividades, nos anos 1970, a orquestra cedeu músicos para gravações de várias estrelas da MPB, como CHICO BUARQUE, ROBERTO CARLOS e TIM MAIA. Nos anos 1980, a recuperação veio nas domingueiras no CIRCO VOADOR, que atraíram um novo público para a orquestra. “Vamos tentar fazer alguma homenagem no CIRCO VOADOR, que foi a segunda casa dele por tanto tempo”, diz o neto ÍGOR ARAÚJO, baixista do MONOBLOCO. “Sempre tive muito orgulho e responsabilidade de carregar o sobrenome dele”, completou IGOR. O maestro SEVERINO DE ARAÚJO, que comandou a ORQUESTRA TABAJARA por 74 anos, faleceu no dia 3 de agosto de 2012, de insuficiência cardíaca, no RIO DE JANEIRO, aos 95 anos.
  98 a. nasce MAURICE DRUON, em PARIS, no dia 23 de abril de 1918, filho de pai russo. Durante a época soviética, seus livros, entre eles, OS REIS MALDITOS, foram amplamente traduzidos. DRUON também compôs com JOSEPH KESSEL o hino da resistência francesa contra a ocupação nazista e dedicou grande parte de sua carreira na defesa da ortodoxia da língua francesa. Foi ministro da Cultura no início dos anos 1970 e recebeu o Prêmio GONCOURT em 1948. Amigo do GENERAL DE GAULLE, membro da Academia Francesa desde 1966, morreu no dia 14 de abril de 2009. Escreveu o clássico infanto-juvenil O MENINO DO DEDO VERDE.
  93 a. Conferência pela paz no ORIENTE é aberta em LAUSANNE (SUÍÇA), reunindo representantes da GRÃ-BRETANHA, GRÉCIA e ITÁLIA, em 23 de abril de 1923.
  88 a. nasce SHIRLEY TEMPLE, atriz de cinema e embaixadora dos ESTADOS UNIDOS, em 23 de abril de 1928. Falece em 2014
  87 a. falece o Conselheiro ANTÔNIO PRADO em 23 de abril de 1929. Nasceu em 25 de fevereiro de 1840.   
  82 a. falece GREGÓRIO DA FONSECA, militar e escritor brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras, em 23 de abril de 1934. Nasceu em 1875.
 80 a. abertura do campo de concentração português do TARRAFAL, em CABO VERDE, no dia 23 de abril de 1936.
 78 a. nasce NÉFI TALES em 23 de abril de 1938. Formado em Direito pela Faculdade do Sul de MINAS –POUSO ALEGRE– e em Pedagogia pela USP. Professor de Estabelecimentos de Ensino de nível médio e superior. Diretor de EEPSG CONSELHEIRO CRISPINIANO, em GUARULHOS. Vereador na Câmara Municipal de Guarulhos, em 1968/72. Deputado Estadual (1975/77; 1983/87 e 1987/91). Prefeito do Município de GUARULHOS (1977/82). Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1983/65). Governador Interino do Estado de São Paulo (1985). Constituinte em 1989. Prefeito do Município de GUARULHOS, em 1997/98.
  75 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o exército grego se rende às forças alemãs, após uma forte resistência, em 23 de abril de 1941.
  71 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o EXÉRCITO VERMELHO começa a entrar em BERLIM em 23 de abril de 1945.
  64 a. televisão norte-americana transmite ao vivo a explosão da bomba atômica mais potente experimentada até então, no dia 23 de abril de 1952.
  56 a. nasce LÉO JAIME, cantor, compositor e ator brasileiro, em 23 de abril de 1960.
  55 a. nasce PIERLUIGI MARTINI, piloto italiano de automobilismo, em 23 de abril de 1961.
  54 a. patenteada a máquina fotográfica 360º de SEBASTIÃO CARVALHO LEME em 23 de abril de 1962.
  52 a. das anotações feitas em 23 de abril de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 10º - DIA 289º - 5 anos e 323 dias na FORÇA PÚBLICA – 230 dias como ASPIRANTE – 217 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
O dia 21 de abril foi uma data de muitas promoções para as praças. Além do SALVADOR e FIORI, promovidos a SUBTENENTE tivemos:
A 1º SARGENTO – os 2ºs SARGENTOS IZAC, SEVERINO e AVELINO LEAL NETTO. Os dois primeiros pertencem à 2ª Companhia.
A 2º SARGENTO – os 3ºs SARGENTOS GALINDO, MATEUS MALHEIROS, MOACIR MUNIZ, BENEDITO, ANDRADE, ARISTIDES ROSAL, BEZERRA e MONTEIRO.
Além dessas promoções tivemos outras no Quadro de Escreventes, de soldado a Cabo Estagiário.
Surpresa foi a promoção do SARGENTO NELSON RIZZO a 2º SARGENTO. O RIZZO, Comandante do Destacamento de POÁ, não faz muito tempo que saiu da Escola de Sargentos. O 2º SARGENTO JOSUÉ VACONCELOS, que também comandou POÁ, atualmente comandando o Destacamento de VILA MARIA, foi promovido a 1º SARGENTO.
A manhã toda foi de grandes atividades na Secretaria. Os amazonenses prepararam diversos processos de salário-família e o novo correspondente, SARGENTO REGO, ainda ajudado pelo SARGENTO IZAC, fez sucesso com a papelada.
O BG foi visitado de manhã pelo CORONEL JOSÉ VILLELA SANTOS, atualmente Chefe do Estado Maior da Força Pública, que inclusive esteve na Secretaria do Batalhão.
Mais tarde, quase ao meio-dia, a Unidade foi surpreendida pela chegada do Comandante Geral, GENERAL DE DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES. Ambos vieram elogiar o Batalhão pela sua fleugma no desfile de 21 passado. Isto muito nos envaidece, partindo das esferas da cúpula da Corporação. O Comandante Geral dirigiu-se a nós oficiais e aspirantes, fazendo com que o orgulho de pertencer ao BG vibrasse em cada um.
Despacho com o Comandante depois do meio-dia com um expediente volumoso.
O 1º TENENTE JOSÉ VICENTE MARINO, Comandante da 3ª Companhia, quer levar o 1º SARGENTO IZAC para sua subunidade, onde deverá ser o Sargenteante. Acontece que o meu correspondente até agora não manifestou desejo de trabalhar nessa função; quer ir para a Sala das Ordens. O IZAC deverá entrar em gozo de quinze dias de férias a 26 do corrente.
Almoço às 13:30 horas. Dou aula às 16 horas, embarcando no trem das 18:05 horas. Em casa, assisto televisão: REPÓRTER ESSO – novela ALMA CIGANA – MOACIR FRANCO SHOW e IMPACTO. Depois das 22:30 horas é que vou dormir.
  51 a. dos apontamentos em 23 de abril de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 10º - DIA 288º - 6 anos e 323 dias na FORÇA PÚBLICA - 335 dias como 2º TENENTE P 582 no BATALHÃO DE GUARDAS.
No dia 23 de abril de 1958 fazia eu o primeiro exame na FORÇA PÚBLICA para ingresso no Quadro de Escreventes. Hoje, portanto, temos sete anos corridos de que tal fato se deu. É uma data apontada como sendo o marco inicial de minha carreira na FORÇA PÚBLICA e, sete anos após, eis-me com 2º TENENTE da Corporação, sendo o número oitenta e quatro do almanaque dos oficiais.
Nesta sexta-feira também respondo pela Ajudância e Comando da C.C.S., visto o CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO estar de permanência no Q.G.
O GENERAL AMAURI KRUEL visitará o Quartel General da FP às 15 horas de hoje. Em consequência, o nosso batalhão mandará uma Companhia de Guerra para a formatura regulamentar. CAPITÃO EDUARDO SOPHIA comandará a mesma. Como Ajudante, trato da escala dos graduados.
Na FIF tenho um problema com o 2º SARGENTO VITOR VALÉRIO. Esse graduado não foi promovido a 21 do corrente (do BG somente foi promovido o SARGENTO LOURIVAL, à graduação de 1º SARGENTO) e se encontra bastante descontente. Quer ser transferido para o Corpo Musical.
O trabalho é bom nesta data e assim vamos encerrar mais uma semana de atividades no  B.G.
Ainda dou aula à tarde, para chegar em meu lar às 16:30 horas.
Leio um romance ESTRADAS SEM FIM - a história do velho garimpeiro ADRIÃO.
À noite, sem poder contar com a  televisão, recordo o mês de abril de 1961, por intermédio do meu diário. Relembro a luta no 1º CFO da ESCOLA DE OFICIAIS e os espinhos daquele ano - INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO DIREITO e EQUITAÇÃO.       
  50 a. dos eventos marcados em 23 de abril de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 10º - DIA 287º - 7 anos e 323 dias na FORÇA PÚBLICA - 700 dias como 2º TENENTE - 18º dia na 3ª Companhia do 10º BP.
É uma data em que permaneço em casa, sossegadamente, ao lado de minha esposa e filhos. Escrevo este diário, leio jornais, ouço músicas no rádio e continuo também com a leitura:AÇÃO DAS UNIDADES PEQUENAS ALEMÃS NA CAMPANHA DA RÚSSIA.
Durante a tarde, durmo, mesmo porque a data não está lá muito boa. À noite, assistimos: EM BUSCA DA FELICIDADE: - é uma novela que vem desde o ano passado. ANITA DE MONTEMOR despreza seu marido e ALICINHA (esta criada como se fosse sua filha) para dedicar todo o seu amor a um filho. Nascendo esta criança, ela lhe põe o nome de FERNANDO, que é o nome de um antigo amor (o diplomata que ANITA conheceu numa viagem).
ALFREDO, marido de ANITA, encontra-se entrevado num hospital. Foi vítima de uma tentativa de assassinato, por parte de JOAQUIM, marido de CARLOTA BOLANHOS.
GABRIEL, sócio de ALFREDO, gasta-lhe toda a fortuna e procura se justificar perante o paralítico.
JOAQUIM encontra-se preso e não quer dar o consentimento a CARLOTA para uma ação de desquite.
ALICINHA, filha de ALFREDO e CARLOTA, mas criada por ANITA, está apaixonada por HEITOR, um quarentão que a conheceu desde criança.
No capítulo de hoje, ALFREDO conversa com GABRIEL sobre a questão financeira de um escritório de engenharia, onde ambos são sócios; ALFREDO tem um revólver escondido para matar GABRIEL.
ANITA quer levar seu filho para ALFREDO conhecer, não sabendo que este o despreza por ter no nome de FERNANDO. O diplomata, no final do capítulo, telefona para ANITA, ficando a saber que esta é mãe de um garoto que tem o seu nome.
ALMAS DE PEDRA: três irmãs planejam tremenda vingança contra seu tio que matou seus pais. Uma das irmãs (CRISTINA) usa o nome de CRISTIANO ROCHA e faz com que as outras se apaixonem pelos filhos do tio. É uma novela interessante, onde GLÓRIA MENEZES e TARCÍSIO MEIRA são os principais intérpretes.
A HORA DA BUZINA - com o extravagante ABELARDO BARBOSA, o CHACRINHA. Também assisto BONANZA.
Nesta noite temos OS REIS DO RING, com lutas violentíssimas, como aquela entre o russo barba-roxa RASPUTIN e o famoso lutador brasileiro HÉRCULES. RASPUTIN agride o juiz e é desclassificado. Na australiana também temos cenas truculentas: ROSA e ESPANHOLITO vencem LA BARCA e JOSIL.
São mais de 24 horas quando vamos deitar.
  49 a. nave espacial SOYUZ explode no espaço. Seu piloto, VLADIMIR KOMAROV, morre no acidente, em 23 de abril de 1967.
  42 a. falece JOSÉ MARIA ALCKMIN, em 23 de abril de 1974.
  41 a. do caso da ROTA 66. A ocorrência deu-se no dia 23 de abril de 1975.
  37 a. das seguintes anotações em 23 de abril de 1979: situação inalterada quanto às greves nesta segunda-feira. Reunião de Chefes de Seção Operacional no CPC. O MAJOR PM CRISCIBENE preside essa reunião. Fala-se que o MAJOR PM RALPH está à disposição do CPC e ainda não se encontrou um lugar para ele. Talvez vá para o CPCh.
CAPITÃO PM ARADZENKA é o novo Chefe do SETEC (desde 23 de março). Converso com ele sobre sua nova função. Encontro o PM MENESES feliz com o casamento de seu filho ADEMIR.
Hoje o CORONEL PM RIGONATTO assina o ofício encaminhando para o DP-5 o documento do juiz RENZO LEONARDI sobre Ação de Alimentos, totalmente contrário a mim, pois me tira um terço de meus vencimentos.
CORONEL PM RIGONATTO e TENENTE-CORONEL PM CLODOMIRO JOSÉ PASCHOAL falam sobre acidentes nas estradas, relembrando os tempos que trabalharam juntos na Polícia Rodoviária.
Nesta tarde, embaixo de chuva, jogamos futebol de salão.
Assisto no JORNAL NACIONAL: A queda de JINJA, em UGANDA; ARÁBIA SAUDITA e KUWAIT rompem relações com o EGITO.
O ESQUADRÃO DA MORTE no RIO.
Novo Presidente da CNBB – bispo DOM IVO LORSCHEITER.
Continuo lendo o JULGAMENTO DO MARECHAL PÉTAIN.
  33 a. governo militar da BOLÍVIA anuncia, em 23 de abril de 1982, que convocará eleições para a Assembléia Constituinte no primeiro semestre de 1983.
  30 a. falece o diretor de cinema norte-americano, OTTO PREMINGER, em 23 de 9abril de 1986.
  29 a. mil baleias aparecem mortas na praia brasileira de PARICANGA (BAHIA) em 23 de abril de 1987. Anotações nesta data: CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN telefona-me no inicio do expediente desta quinta-feira. Quer saber o endereço e o telefone do CORONEL PM Res HELTON NOGUEIRA DIEFENTHALER. Fala a respeito da nova Corporação e de sua vida na reserva.
TENENTE-CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES continua no Comando Interino do Policiamento de Choque. Ele quer que eu vá à posse do CORONEL PM CARLOS JOSÉ SCHMIDT, no CPA/M-5, amanhã cedo.
O 3º BPChq manda tropa de choque para a zona leste. Estão sendo feitas reintegrações de posse e os SEM-TERRA rebelaram-se contra a Polícia Militar.
O Serviço Social da Indústria, através do Sr JESSÉ TOLEDO, vem pedir policiamento para o Ginásio Municipal do PACAEMBU, das 8 às 18 horas de 1º de Maio. Por uma coincidência recordo que no dia 23 de abril de 1976 (há onze anos atrás) o CORONEL PM DE NUCCI entendia-se comigo, no antigo CPC, para esse policiamento, Eu era capitão do CPC e tratava dessa parte na Seção Operacional.
CAPITÃO PM GABRIEL encontra-se eufórico com a possibilidade de ser promovido a MAJOR, em 24 de maio. É que surgem as vagas necessárias para a promoção por antiguidade, antes de completar os 50 anos, com as agregações dos TENENTES-CORONÉIS PM BITTENCOURT e ARI JORGE e dos MAJORES PM COSTA RAMOS, PAULO DE TARSO, JOÃO ROBERTO DE ARAÚJO, CHIARI, DURVAL SAMPAIO PONTES e LEÃO GONÇALVES FERREIRA.
Recebo a visita do engenheiro JORGE BAYERLEN, da Prefeitura, que vem estudar a possibilidade de fazer uma quadra poliesportiva no 2º BPChq.
Em casa, assistimos o filme AIDS – ACONTECEU COMIGO, no SAT. O caso de MICHAEL PIERSON, um advogado novato e brilhante de CHICAGO, orgulho e herói de uma família classe média, machista. “MIKE” volta para a casa dos pais e é obrigado a revelar a eles que é “gay” e está com AIDS.  O pai é o excelente BEM GAZZARA, no papel de NIRK PIERSON. Ele se revolta e quase agride o filho quando sabe da verdade. O filme supera as campanhas governamentais na televisão.
Um homem armado com um fuzil de longo alcance entrincheirou-se em um centro comercial de PALM BAY, FLÓRIDA, atirando, indistintamente, contra os transeuntes. Cerca de 30 feridos e uma dezena de mortes.
  28 a. falece o GENERAL EB OZIEL DE ALMEIDA, em 23 de abril de 1988.
  27 a. do furto da KOMBI do JOSÉ THOMÁS (marido de dona ESMERALDA, irmã da LUCINDA), em 23 de abril de 1989.
  26 a. falece a atriz PAULETTE GODDARD, em 23 de abril de 1990.
  26 a. NAMÍBIA é admitida oficialmente como integrante da Organização das NAÇÕES UNIDAS (ONU), em 23 de abril de 1990.
  23 a. presidentes de HONDURAS, GUATEMALA, EL SALVADOR e NICARÁGUA firmam, em MANÁGUA, um acordo para estabelecer uma zona de livre comércio, em 23 de abril de 1993.
  23 a. nasce AKRIT JASWAL. Akrit Jaswal (nascido a 23 de Abril de 1993) é uma criança prodígio que ganhou fama na Índia, onde nasceu, como médico apesar de nunca ter feito o curso de medicina.
Esta criança génio avançou a fase de bebé e começou a andar. Ele começou a falar com 10 meses de idade. Com 5 anos já estava lendo um livro de Shakespeare, e aos 7 anos executou uma cirurgia a uma menina de 8 anos que ficou com os dedos colados após terem sido queimados e a operacao foi realizada com sucesso.
Jaswal se tornou o mais jovem universitário da Índia e está estudando na Universidade de Punjab, em Chandigarh na Índia. Ele possui livros como "Gray's Anatomy" e manuais de cirurgia, anestesia, anatomia, fisiologia, câncer e outros. Akrit declarou tê-los dominado com o seu hábito diário de estudar uma hora.
Tem um Q.I. estimado em 146 através de um único teste. Na sua chupa localidade, Akrit Jaswal é considerado uma reencarnação. Ele é consultado pelos seus vizinhos e por pessoas de áreas adjacentes relativamente a doenças, receitas médicas e métodos de tratamento.
Declarou já estar trabalhando na cura do câncer há vários anos baseando-se em teorias de terapia genética oral.
  22 a. físicos descobrem o quark top, uma partícula subatômica, em 23 de abril de 1994.
  22 a. casamento TAEME, filha da MARIA JAPONESA, amiga de muitos anos da LUCINDA, em 23 de abril de 1994.
  22 a. do ataque ao enclave muçulmano de GORAZDE, pelos sérvios da BÓSNIA-HERZEGOVINA, apesar do cessar-fogo assinado por seus líderes e das ameaças da Organização para o Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se eles não se afastassem três quilômetros do centro da cidade. Observadores da ONU e o prefeito de GORAZDE, ISMET BRIGA, disseram que viram disparos de artilharia e de blindados na cidade. Segundo BRIGA, que deu uma entrevista a uma rádio da ALEMANHA, houve um incêndio num hospital atingido e muitas pessoas ficaram feridas, em 23 de abril de 1994.
  21 a. do assassinato do menor ÂNDERSON LINS DE MEDEIROS, torcedor do SÃO PAULO, em 23 de abril de 1995.
  19 a. falece minha tia ANTONIETA, em POÁ, no dia 23 de abril de 1997. Outras anotações nesta data: deveria eu comparecer a uma reunião marcada na Avenida IBIRAPUERA, 1315, para participar de estudos referentes à III MARATONA DE SÃO PAULO. Acontece que o senhor MARCONDES mantém um contato telefônico comigo quando estou para sair de casa. Conversa durante 40 minutos. Quer saber notícias da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e tem pressa em reunir o Conselho Supremo para decidir o destino do atual presidente. Às 11 horas estou no COP. Ali discutimos as aulas para os próximos dias. Preciso de dinheiro para pagar prestações feitas pela LUCINDA. Comentam-se as dívidas do NILDO e de seu sócio MARCOS que complica a Entidade. No feriado prolongado foram trazidas vigas e colunas pré-moldadas e já se construiu o “esqueleto” dos três andares da futura Associação dos Oficiais da Reserva da PMESP. Agora as obras tomarão um ritmo mais acelerado. Comentamos também o teor do filme INDEPENDENCE DAY, com lições praticas sobre o enredo, no cenário mundial.
Converso com oficiais dos bombeiros e, ao chegar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC há um aviso para entrar em contato com minha residência. Faço isso e sou surpreendido com a notícia do falecimento de TIA ANTONIETA, fato ocorrido hoje cedo, às 9:20 horas. Ela caíra da cama e o CIDO levou-a ao Hospital. Medicada, retornou à sua casa, entrando em óbito. Mantenho outros contatos telefônicos principalmente com POÁ e retorno a GUARULHOS.
O velório de TIA ANTONIETA realiza-se em sua própria residência. LUCINDA conta que TIA COTA e CARMEM irão para POÁ amanhã cedo a fim de assistir o enterro no cemitério local, marcado para 10 horas.
Jantamos, descansamos um pouco e, às 20 horas, com trânsito livre, rumamos para POÁ, onde ficaremos até o enterro.
Já na residência de TIA ANTONIETA vamos encontrá-la repousando num caixão, rodeada de parentes, conhecidos e velhos moradores de POÁ. Minha mãe vai passar todas as últimas horas de seu convívio com a irmã falecida, rezando, sem cochilar um só instante. O CARLOS, ADALVO, MARIZETE temem pela sua saúde, já com 88 anos e cinco meses de vida. Encontramos a CIDA, ROSELI, NECO, TIA IRENE, SEBASTIÁN EDUARDO, Dona ÁUREA, Dona HILDA, Dona RAIMUNDA, MALU (mulher do CIDO), CARLOS, FELIPE, VIOLETA MISTRAL, CLODOALDO FUGA, Senhor RUI (do Correio do tempo de TIA ANTONIETA), e um sem número de velhos moradores de POÁ, conhecidos de TIA ANTONIETA, moradora na cidade há mais de oitenta anos.
Minha mãe faz questão de nos alimentar e está firme para passar a noite toda ao lado do caixão. A noite está fria, mas isso não é empecilho para ela. O CIDO mostra-nos cerca de vinte quadros pintados por ele, quase todos muitos bonitos, como é o caso de um velho sentado, à beira de um rio, pescando, com um gato ao seu lado.
O governador MÁRIO COVAS comete uma grande estupidez ao enviar ao Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO uma proposta de emenda constitucional que prevê mudanças radicais na estrutura das Polícias Militar e Civil e no sistema de segurança nos Estados. É um absurdo o que ele quer: acabar com as polícias militares e criar um ramo fardado nas polícias civis. Verdadeira esculhambação, muito própria de quem tem idéias esquerdistas. Os oficiais da Policia Militar estão reunidos em seus quartéis e o Alto Comando estuda essa palhaçada.
Campeonato Paulista: SANTOS 2 x SÃO PAULO 2; PORTUGUESA 3 x MOGI-MIRIM 1; PALMEIRAS 1 x ARAÇATUBA 1; AMÉRICA 3 x PORTUGUESA SANTISTA 3; GUARANI 1 x RIO BRANCO 0; BOTAFOGO 3 x UNIÃO SÃO JOÃO 1.      
  18 a. da OPERAÇÃO "21  2  18  1", em 23 de abril de 1998. Outras notícias nesta data: muito calor nesta manhã de quinta-feira. Isso causa aumento de minha pressão arterial e conseqüências na saúde como tonturas, sonolência e mal estar. Quando passo pela VIA DUTRA no Expresso COCAIA observo a construção do SHOPPING INTERNACIONAL DE GUARULHOS. No prédio da frente já foram construídas as colunas do terceiro andar. Na AORPM faltam muito para ficar pronta a nova sede. Na AORPM, falta pouco para ficar pronta a nova sede. Converso com vários oficiais. Não tenho aulas nesta semana. Em compensação, há oficiais dando aulas no período da manhã e até à noite, cujos horários não me agradam. Comentamos muito a atual situação política do BRASIL, com a morte de SÉRGIO MOTTA e LUÍS EDUARDO MAGALHÃES. OREZ e ALZENIR vão fazer uma palestra no MAPPIN. CORONEL ARY CANAVÓ não cruza comigo no MMDC. Disse ele à dona MARIA que iria procurar HERBERT LEVY e, se possível, levá-lo à Secretaria da Cultura, a fim de conseguir verba para a Sociedade. Ele quer sobreviver com seu escritório para combater FHC com seus escritos estranhos. Elaboro um ofício ao Comandante Geral solicitando meios para a realização de missa de “réquiem” no Monumento Mausoléu em 23 de maio, dia da “JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”.
O contador LUIZ CARLOS já elaborou a minha declaração de IMPOSTO DE RENDA. Passo em seu escritório para a assinatura. Amanhã ele a entregará no BANCO DO BRASIL. Embarco no EXPRESSO BRASILEIRO às 17 horas. Esse ônibus está com problemas e demora para chegar em GUARULHOS. Apressado, pego o carro SANTANA e vou para a casa de tia COTA. LUCINDA prefere ficar em casa porque não aprecia missa. Levo tia COTA e a CARMEM até a Igreja SANTO ANTÔNIO DE LISBOA, na VILA AUGUSTA. Assistimos uma missa em intenção da alma de tia ANTONIETA, falecida no dia 23 de abril de 1997. Elas me contam que o MOACYR, meu primo, deixou ontem o Hospital PANAMERICANO, retornando ao lar.
O homem que confessou ter matado o Prêmio Nobel da Paz, MARTIN LUTHER KING JÚNIOR, e depois se declarou inocente do crime, morreu hoje, aos 70 anos, na prisão do Sul dos EUA em que cumpria pena de 99 anos. JAMES EARL RAY, que sofria de doença terminal no fígado, vinha pedindo para ser julgado.
JAMES EARL RAY (10 de março de 1928 - 23 de abril de 1998) foi o assassino do líder negro norte-americano MARTIN LUTHER KING JÚNIOR. JAMES acreditava que MARTIN era um traidor, e que movia as pessoas em suas marchas para parar e enfraquecer o país; política e economicamente. Faleceu em 23 de abril de 1998, devido aos problemas de hepatite C e insuficiência hepática. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas na IRLANDA.
GUSTAVO KUERTEN perdeu para o francês CEDRIC PIOLINE, caindo fora do Torneio de MONTECARLO. Também perdeu PETE SAMPRAS, eliminado pelo francês FABRICE SANTORO. O tcheco PETR KORDA derrotou o espanhol ALBERT COSTA.
O SANTOS derrotou o BAHIA por 5 a 2, nesta noite, na VILA BELMIRO. Garantiu sua passagem para a próxima fase da COPA DO BRASIL. Vai enfrentar o PARANÁ. O centroavante VIOLA foi o destaque do jogo, marcando três gols. O CORINTHIANS foi alijado da COPA DO BRASIL ao empatar com o CRUZEIRO, no PACAEMBU, em 1 a 1. RINCÓN foi expulso no primeiro tempo, principal responsável pela desclassificação. O time mineiro vai encarar o VITÓRIA nas quartas de final.
  16 a. das anotações feitas em 23 de abril de 1999 (sexta-feira): apesar de estar gripada, LUCINDA acorda às 5 horas. Chama o seu filho, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, para ir para o quartel do CSM/AM, onde trabalha.
Às 11 horas, estou chegando ao MMDS, onde encontro varias pessoas encarregadas de fazer palestras, que estão reunidas. Na Sala de Operações, o MARCONI gasta algumas horas na programação do DVD. Senhor MANUEL, nosso velho conhecido, procura achar vazamentos de água no sanitário.
CORONEL CANAVÓ telefona-me. Está em BELO HORIZONTE. Assistirá a missa de sétimo dia pela alma de seu amigo CIRO VERÇOSA, falecido aos 72 anos. Deverá retornar ao MMDC somente na segunda-feira. Nada pergunta sobre a reunião de 28 de abril. Chega uma confirmação de um telegrama fonado que ele passou para REGINA CELENTANO, onde consta que a reunião de 28 de abril será na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Fez isso para tumultuar a reunião. Telefona-me o CAPITÃO PM GILBERTO VERDESAMI DE OLIVEIRA, comandante interino do 42º BPMI – PRESIDENTE WENCESLAU, querendo ser sócio do MMDC. Ele é filho de um veteranos de 32. Mando pelo Correio a Ficha de Inscrição. Recebo um telefonema do MUSEU DA FACULDADE DE MEDICINA. Quer material sobre a participação de médicos no Movimento Constitucionalista de 1932.
Vem ao MMDC o 1º TENENTE PM HERNANDEZ, da DAMCO. Estou com CARMELO. Diz ele que assumiu a DAMCO um dos coronéis promovidos em 10 de abril – OSVALDO DE BARROS JÚNIOR. Marcou ele uma reunião para 29 de abril, às 10 horas, para instalação de uma comissão que irá tratar da realização da Solenidade Comemorativa ao 67º aniversário do DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA.
Regresso a GUARULHOS às 17 horas. Assisto na TV as cenas da destruição da sede da TV iugoslava por mísseis da OTAN. Além disso, as reportagens sobre a MÁFIA DOS FISCAIS, CPI DOS BANCOS.
Filme: O FANTASMA DA MÁQUINA.
Assisto: INTER, de LIMEIRA 1 x PALMEIRAS 1. Os palmeirenses saíram na frente com EVAIR, cobrando pênalti. Mas o time da casa reagiu e empatou com SINVAL. Ainda pelo campeonato paulista: CORINTHIANS 2 x PORTUGUESA SANTISTA 0. FERNANDO BAIANO e KLÉBER fizeram os gols.
TORNEIO DE TÊNIS DE MONTE CARLO: GUSTAVO KUERTEN vence VINCENT SPADEA e vai para as semifinais. Seu próximo adversário será o espanhol FÉLIX MANTILLA. Na outra semi-final estarão se enfrentando o chileno MARCELO RÍOS e o francês JEROME GOLMARD. Hoje, RÍOS derrotou o australiano MARK FHILIPPOUSSIS e GOLMARD eliminou CARLOS MOYÁ.                
  16 a. falece a escritora sueca ULLA ISAKSSON, de 83 anos, em 23 de abril de 2000. Dois de seus livros foram levados ao cinema pelo cineasta INGMAR BERGMAN, “NO LIMIAR DA VIDA” (l958) e “A FONTE DA DONZELA” (1960).
O texto a seguir foi retirado de ata do Congresso Brasileiro do dia 23 de Abril do ano de 2000 
O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a 23 deste mês de abril comemorou-se, em todos os Continentes, o Dia Mundial do Escoteiro, movimento instituído pelo educador inglês Robert Baden Powell, na Inglaterra, em 1907 e, no Brasil, três anos depois. Trata-se, como sabemos, de uma instituição de grande prestígio no mundo inteiro, abrigando jovens em ambiente de camaradagem onde aprendem, além das manipulações de pequenas tarefas que lhes serão de grande utilidade na fase adulta, os conceitos de honra, de dignidade e de colaboração com o próximo.   Na atual fase vivida pelo mundo e pelo Brasil – na qual os poderes públicos parece não disporem de condições para combater a violência e a irradiação das drogas -, é de surpreender que os governos ainda não tenham adotado o estímulo ao escotismo como um dos mais eficazes instrumentos a habilitarem os jovens para os caminhos mais adequados à sua formação. A missão do Movimento Escoteiro é a de contribuir para o desenvolvimento dos valores dos jovens através de atividades atraentes, progressivas e variadas, realizadas geralmente ao ar livre e em clima de alegre camaradagem em grupos da mesma faixa etária. É aí que se incutem nos jovens, como um prolongamento do que aprendem nos seus lares, os sentimentos da verdade, lealdade, cortesia, patriotismo, ecologia e tantos outros benfazejos à vida social. E assim vão os educadores no escotismo ajudando os jovens a se tornarem cidadãos respeitáveis e úteis a suas comunidades. O Papa João Paulo II, Sr. Presidente, já participou ativamente do Movimento Escoteiro, do mesmo modo que o Rei Carlos Gustavo, da Suécia, o saudoso Presidente John Kennedy, o astronauta Neil Armstrong, o ex – Primeiro Ministro britânico John Major, o oceanógrafo francês Jacques Cousteau e o cantor Paul Mc Cartney, entre tantos outros nomes ilustres do cenário internacional. No Brasil, o Maranhão, em 1917, tornou-se um dos vanguardistas na instituição e manutenção do escotismo. O Ministro Sarney Filho e a Governadora Roseana (ela como bandeirante), na sua juventude, integraram em São Luís o Grupo Escoteiro 18tão, que tem crescido e colhido importantes frutos do formidável trabalho que vem realizando. Também minha mulher, Nice, faz parte desse movimento, em outro Estado. Esse Grupo diversificou suas atividades na área social e comunitária. Mantém em sua sede uma marcenaria escola e um ambulatório médico com consultas gratuitas à população. É ainda da iniciativa do Grupo 18tão a Academia Escoteira de Letras, a Academia Escoteira de Belas Artes, o Jornal e a Banda de Música 18tão, atividades que refletem o entusiasmo dos jovens e adultos envolvidos no Movimento Escoteiro do Maranhão. É com grande prazer, portanto, que eu levo aos escoteiros, através do Grupo Escoteiro 18tão e da União dos Escoteiros do Brasil, a minha calorosa saudação pelo seu Dia Mundial, não antes de registrar, como Senador da República, os seguintes apelos:
1 – aos dirigentes e responsáveis pelo escotismo em nosso país, que se renovem nos seus constantes esforços para ampliar o número de jovens que possam ter o privilégio de participar desse Movimento de tão grande interesse para o Brasil;
2 – aos governantes de todos os níveis, que busquem condições para facilitar, estimular e fazer crescer o escotismo brasileiro, certos de que estarão contribuindo decisivamente para reduzir o mau encaminhamento dos tantos jovens que precisam da ajuda que não lhes tem sido dada.

ACONTECEU EM 23 DE ABRIL DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA
Examinamos nesta manhã sob a supervisão do BANESPA, o PLANO criado pelo MAJOR RÓSEO, em 11 de abril. Há algumas falhas nessa operação. Mais tarde, o próprio MAJOR RÓSEO me procura no MMDC para corrigir alguma coisa. No entanto, não temos mais tempo para resolver esse assunto na segunda-feira. A semana começa apreensiva na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL PM RENALDO, tesoureiro, anda sumido. A situação é crítica. Pode ser que não tenhamos dinheiro para pagar os funcionários no final do mês.
Telefono para a DAMCO. Converso com o TENENTE PM HERNANDEZ acerca da solenidade de 23 de maio. Por enquanto nada há com relação a essa data.
Os problemas com as certidões expedidas pelo MMDC, procurando orientar a Secretaria de Gestão Estratégica quanto à participação dos ex-combatentes na Revolução de 32 são difíceis de resolver. Dona CÉLIA se desdobra nesse atendimento, ajudado pela dona IRENE. 

JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB-DF), ex-líder do governo no Senado, surpreendemente, reconheceu que teve acesso a lista da votação que cassou LUÍS ESTÊVÃO. "FUI AO GABINETE DE ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES COM A  LISTA  DOS  VOTOS.  VIMOS  QUEM  VOTOU EM QUEM. ELE DESEJAVA A INFORMAÇÃO", disse. A indignação popular fica mais acirrada em torno da corrupção política que envergonha o BRASIL.

ATO DE DOAÇÃO DO ACERVO ADHEMAR DE BARROS ao Arquivo do Estado. Lançamento do documentário "O HOMEM QUE QUERIA SER PRESIDENTE". Coquetel de inauguração da exposição "ADHEMAR 100 ANOS". O Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES compareceu ao ato, representando a SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC. Num jornal da TV BANDEIRANTES, assisto essa solenidade.

SALA BRASIL DE CINEMA, na BANDEIRANTES : -
O CASO CLÁUDIA, com NUNO LEAL MAIA, KÁTIA D'ÂNGELO, JONAS BLOCK, LUÍS ARMANDO QUEIROZ, ROBERTO BONFIM, CARLOS EDUARDO DOLABELLA. Ficcionalização de um dos casos mais celebre da crônica policial brasileira, o bárbaro assassinato de CLÁUDIA LESSIN RODRIGUES, em 24 de julho de 1977. Jovem de classe média que se recuperava da dependência de drogas, CLÁUDIA - que era irmã da atriz MÁRCIA RODRIGUES, a  "garota de Ipanema", foi seviciada e assassinada. O crime foi solucionado em três dias, mas o assassino, um sujeito rico, fugiu para a Europa (onde foi morto numa guerra de traficantes) e o ocultador do cadáver foi solto e hoje tem um salão de cabeleireiro no Rio.
21 4 y 25 18   - 12.

GIOVANNA ANTONELLI passou por maus bocados. A atriz foi assaltada ao chegar em sua casa, num condomínio da BARRA DA TIJUCA, no RIO.
O assaltante levou a carteira e o celular da atriz, além de seu carro, um AUDI A3, que foi encontrado horas depois. A atriz estava acompanhada de seu marido, o publicitário RICARDO MEDINA.

2 002  :  -   TERÇA-FEIRA     82/2j4/  118 8215 202/
FENASOFT começa hoje e traz novidades da informática. Essa grande feira irá até o dia 28 de abril no EXPO CENTER NORTE.

DIÁRIO OFICIAL – ATOS DO GOVERNADOR :
DISPENSANDO da função de subcomandante da Polícia Militar, a pedido, o Cel. JOÃO FRANCISCO GIURNI DA ROCHA.
DESIGNANDO o Cel. FERNANDO PEREIRA para exercer a função de subcomandante da Polícia Militar.

TRANSFERINDO:-
O Cel. CELSO CARLOS DE CAMARGO, do CPAM-9 para o Gabinete do Comandante Geral,
O Cel. JOVAIR RODRIGUES DA SILVA, do CPAM-10 para o CPI-6,
O Cel. LEOPOLDO AUGUSTO CORRÊA FILHO, do CPC, para o Estado-Maior Especial – COORDENADOR OPERACIONAL,
O Cel. PAULO MIQUELINI FILHO, da D SIST, para o CPAM-4,
O Cel. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, do CPTran para a Diretoria de Desenvolvimento Técnico-Operacional (DTO) a contar de 1-3-02, e da DTO para a APMBB,
O Cel. JOÃO FRANCISCO GIURNI DA ROCHA, do EM/PM para o CPAM-9, passando-o à condição de adido ao EM/E,
O Cel. OSVALDO DE BARROS JÚNIOR, DO CPChq para o CPM,
O Cel. ROBERTO JOSÉ MINOZZI NOGUEIRA, do EM/E – COORDENADOR OPERACIONAL, para a D SIST,
O Cel. RUI CÉSAR MELO, do Cmdo. GERAL, para o CPAM-10, passando-o adido ao EM/E,
O Cel. PAULO RÉGIS SALGADO, do CPM para a DTO,
O Cel. RUBENS CASADO, da APMBB para o CPC,
O Cel. TOMAZ ALVES CANGERANA, do CPAM-4 para o CPChq,
DESIGNANDO o Cel. MARCO ANTÔNIO MOYSÉS, Comandante do CPI-6.

Ao passar pela RUA TABATINGUERA nesta manhã, observo que estão pintando o casario que fica logo depois da RUA DO CARMO, onde temos uma bombonière. Muito sujo ultimamente, totalmente pichado, as casas dos números 369 e 375 estão sendo pintadas de azul.
Finalmente teremos hoje a tão esperada reunião da COMISSÃO ORGANIZADORA DO 70º ANIVERSÁRIO DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, evento este que exigiu muito do pessoal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, mas é o coroamento dos esforços do veterano GERALDO FARIA MARCONDES, escolhido presidente da COMISSÃO pelo então comandante geral, Cel. RUI CÉSAR MELO. Nesta manhã ainda faço contatos com o Palácio dos Bandeirantes e setores da Polícia Militar, envolvidos com a Comissão.
Com essas atividades, pouco tempo posso permanecer no MMDS, deixando MÁRIO MARGARIDO com a direção dos trabalhos desta manhã.
Por volta das 13h30, estou defronte a Sociedade, conversando com o Cel. Ref. PLÍNIO ANGANUZZI, Cel. ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO FILHO, do CCB e MAJOR REF. LUEDY. Aguardamos a chegada do Sr. MARCONDES. Ontem, acertamos com o Cel. FERNANDO PEREIRA que um carro iria buscar o Sr. MARCONDES às 13 horas. Isso começa a demorar e vai quebrar um compromisso de estarmos às 14 horas no Palácio dos Bandeirantes, para tratarmos dos acertos finais para a reunião. Desesperado, o Sr. MARCONDES pega um táxi. No entanto, o motorista que guia o carro da Chefia de Gabinete da PM, chega em seguida. O ex-combatente PAULO DE BARROS CAMARGO, de CAMPINAS, também vai conosco para o Palácio. Ali, encontramos o general BUENO, Cel. GERALDO DE MENEZES GOMES, Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e, aos poucos, vamos cumprimentar com dezenas de convidados para a histórica reunião. Entre eles: Cel. RUBENS CASADO, Cel. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, (futuro comandante da APMBB), Cel. Pfem LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA,  Cel. Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO (presidente da AORPM), Ten. Cel. Ref. MOACYR PEREIRA DA COSTA, ALBERTO CAVALCANTI DE FIGUEIREDO, GINO STRUFFALDI, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS (presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO), ROBINSON DOS SANTOS SANTIAGO, CAIO LUIZ PRADO ALFAYA, Cel. ROBERTO LEMES DA SILVA, PAULO EDUARDO DE B. FONSECA, desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, Capitão SÍLVIO ROBERTO MONTAGNÉR, MARÍLIA IZABEL BARLANTI ALONSO, ARLINDO SOARES ALBERGARIA HENRIQUES DA SILVA JÚNIOR, tenente RICARDO SOUZA BARRETO, Capitão ADILSON LUÍS FRANCO NASSARO, ARIOVALDO CHACUR, NICANOR COELHO PEREIRA ÉDSON SILVA JÚNIOR, tenente ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS, FERNANDO A.C. PUPO CORREA LEITE, MARIA EUGÊNIA MARCONDES MACHADO, ALEXANDRA FRANGULIS, OCTÁVIO MARCONDES MACHADO MARCHI, ANDRÉA RABELLO, capitão Fem PM MARIA INÊS DE MEDEIROS, Tenente-Coronel ROBERTO DE OLIVEIRA VALLE, MARCOS VINICIUS DA PAIXÃO PINHEIRO, SÓLON BORGES DOS REIS, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA (presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), WALDEMAR BERTACHINI, FERNANDO RODRIGUES E GOMES, Coronel RENALDO ALVES DA SILVA e outros participantes que compõem a COMISSÃO. 
Acompanhando o Sr. MARCONDES, vamos cumprimentar o responsável pelo Cerimonial do Palácio, CARLOS . Com um certo atraso, porque aguardamos a chegada do assessor de Comunicação, LUIZ CARLOS NETO AVERSA. Também está presente o assessor técnico do Gabinete do Secretário da Cultura, CARLOS ALBERTO DÊGELO. O Sr. MARCONDES constitui a mesa de trabalhos com AVERSA, ministro GUÁLTER GODINHO, WÁLTER TAVERNA e eu. Faz brilhante explanação sobre sua participação na revolução de 32, uma fala demorada, inflamada, tentando elucidar o Movimento Constitucionalista de 32. Passa-me depois a palavra a fim de explicar o que já está programado para o transcorrer de 2 002, solicitando a participação de todos quanto a palestras, exposições, e outras realizações. Também fazem uso da palavra o Sr. MINISTRO GUÁLTER GODINHO, o GENERAL BUENO, o Cel. ARY CANAVÓ, Professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, WÁLTER TAVERNA. Encerrando, fala o assessor de Comunicação, LUIZ CARLOS NETO AVERSA.
Além de tecermos comentários sobre os eventos do Movimento Constitucionalista, um assunto palpitante é a tal troca do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO. Um livro corre os presentes para apresentarmos um abaixo-assinado da COMISSÃO à prefeita MARTA SUPLICY a fim da mesma anular o decreto da mudança do nome do túnel.  É explicado aos presentes que haverá um debate na CÂMARA MUNICIPAL no próximo dia 15 e que o movimento cívico defronte o túnel será realizado no dia 17 (inicialmente estava marcado para um domingo, dia 19).
A esposa do Sr. MARCONDES, dona JÚLIA, preocupada com o marido, vem buscá-lo. Já tarde, passando das 18 horas, deixamos o GENERAL BUENO em sua residência, na av. WASHINGTON LUÍZ. O Cel. PLÍNIO ANGANUZZI fica no metrô SANTA CECÍLIA, eu na ARMÊNIA e o veteranos PAULO BARROS DE CAMARGO na rodoviária TIETÊ, onde embarcará num ônibus para  CAMPINAS.
Retorno a GUARULHOS bem mais tranqüilo, após cumprir a árdua missão de preparar tudo para essa reunião, que finalmente aconteceu. Vamos agora aguardar os resultados. Mas, já no Palácio, a Associação Comercial, o MACKENZIE e outras ENTIDADES prometeram divulgar os eventos das comemorações dos setenta anos da revolução.     
  
CARLOS AUGUSTO LACAZ, professor emérito e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, morreu aos 86 anos, ao lado do filho, o artista plástico GUTO LACAZ. O corpo do professor está sendo velado na sala da congregação da faculdade. Nascido em Guaratinguetá, em 19 de setembro de 1915, LACAZ formou-se pela USP em 1940. Seu doutorado, com especialização em microbiologia e imunologia, foi concluído em 1945. Em 1953, recebeu sua cátedra, hoje equivalente ao título de professor titular. Entre 1974 e 1978, LACAZ dirigiu a FMUSP. Logo em seguida, assumiu como diretor da Escola de Enfermagem, cargo em que ficou até 1982.

O corpo do advogado aposentado AUTO JOSÉ DE CASTRO, de 73 anos, foi enterrado hoje à tarde no Cemitério Jardim da Saudade, em SALVADOR (BAHIA), num clima de comoção e perplexidade. Ele foi assassinado a tiros pelo próprio filho, o médico psiquiatra e professor de filosofia da Universidade Federal da Bahia, BRENO MÁRIO MASCARENHAS DE CASTRO, de 43 anos, preso em flagrante. O crime ocorreu no início da noite de ontem no apartamento de BRENO, no Edifício CATARINA PARAGUAÇU, BAIRRO DA GRAÇA, de classe média de SALVADOR. Sofrendo aparentemente de algum tipo de desequilíbrio mental, o psiquiatra se automedicava com quatro medicamentos tranqüilizantes. Ele morava sozinho após ter se separado da mulher. Preocupado com as crises nervosas do filho, o advogado AUTO DE CASTRO procurou pela manhã o delegado RUY DA PAZ, da 1 ª Delegacia de Polícia de Salvador, comunicando que BRENO poderia ferir alguém pois costumava andar armado.

FALECEU o empresário ROBERTO MALUF, irmão do ex-prefeito PAULO MALUF, que completaria 76 anos em agosto, de insuficiência cardíaca, no Instituto do Coração, onde estava internado havia 39 dias, por causa de um câncer. Fundador da EUCATEX, há 50 anos, ROBERTO MALUF deixou a presidência do grupo em 1996, após uma longa disputa familiar pelo controle da empresa, nunca assumida publicamente. Além da EUCATEX, esteve na direção da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO e da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO e presidiu empresas da família, entre elas a SERRARIA AMERICANA SALIM MALUF e a IMOBILIÁRIA SANTA TEREZINHA.

ASSALTADA a atriz PATRÍCIA DE SABRIT por dois motoqueiros quando seguia num carro PEUGEOT, dirigido por seu motorista, em SÃO PAULO. Os ladrões levaram um relógio e um anel de ouro com brilhantes.

O ministro da Economia da ARGENTINA, JORGE REMES LENICOV, renunciou ao cargo diante do revés sofrido no Congresso, que rejeitou a segunda versão do plano BONEX. O plano previa a troca de depósitos a prazo fixo retidos nos bancos por bônus públicos com prazo de até 10 anos. À noite, o ministro da Produção, JOSÉ IGNÁCIO MENDIGUREN e o chefe de Gabinete, JORGE CAPITANICH também pediram demissão do cargo.

Na abertura do encontro de dois dias entre cardeais americanos e integrantes do VATICANO para discutir os casos de pedofilia envolvendo padres dos EUA, o papa JOÃO PAULO II afirmou que “abuso sexual é um crime e um pavoroso pecado aos olhos de DEUS” e que “não há espaço para a pedofilia na Igreja”. Em suas primeiras palavras sobre os casos de abuso sexual envolvendo sacerdotes americanos, o pontífice pediu desculpas às vítimas dos padres pedófilos e disse esperar que os escândalos que abalaram a Igreja conduzam a um “sacerdócio mais sagrado”.

Um edifício anexo ao escritório do chefe da AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA, YASSER ARAFAT, em RAMALLAH, foi dinamitado pelas forças israelenses. O prédio que sofreu a explosão divide uma parede com o edifício onde se encontra ARAFAT, seus guarda-costas e cerca de 20 pacifistas.

FALECEU o guru da publicidade americana, JAY CHIAT, aos 70 anos, vítima de câncer, na CALIFÓRNIA. Autor de comerciais famosos como 1984, para a APPLE COMPUTER.

2 003   :  -   QUARTA-FEIRA
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DE LEITURA DA CASA DAS ROSAS, em comemoração ao DIA DO LIVRO.

A cantora INEZITA BARROSO, que comanda o “VIOLA MINHA VIOLA”, da TV CULTURA, recebe hoje um pouco de reconhecimento pela sua atuação na cultura paulista. O governador GERALDO ALCKMIN e a secretária da Cultura, CLÁUDIA COSTIN, entregam à artista a medalha de mérito “ORDEM DO IPIRANGA”, no TEATRO SÃO PEDRO, às 21 horas.
Decreto número 47.786, de 23 de abril de 2003. Dispõe sobre a admissão na ORDEM DO IPIRANGA. É admitida na ORDEM DO IPIRANGA, instituída pelo Decreto n º 52 064, de 20 de junho de 1969, nos termos do Regulamento aprovado pelo Decreto n º 52.078, de 24 de junho de 1969, e alterações posteriores, a Senhora INEZ MADALENA ARANHA DE LIMA (INEZITA BARROSO), no grau de COMENDADOR.

DECRETO publicado no Diário Oficial designa como Presidente do Conselho Consultivo do programa estadual de leitura denominado “SÃO PAULO: UM ESTADO DE LEITORES”, JOSÉ MINDLIN. Como Vice-presidente CLÁUDIA MARIA COSTIN, Secretária da Cultura, que coordenará as atividades do Conselho. No decreto estão os nomes dos demais integrantes desse Conselho Consultivo.

DIÁRIO OFICIAL DE 23 DE ABRIL DE 2003: TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO ATUAL COMANDANTE DO CAES – CORONEL PM JOSÉ ROBERTO CRISÓSTOMO. Nasceu em 13 de novembro de 1949. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 15 de fevereiro de 1968. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 5 de setembro de 1972. PROMOÇÕES: 2 º Tenente – 24 de maio de 1973; 1 º Tenente – 25 de agosto de 1977; Capitão – 15 de dezembro de 1983; Major – 24 de maio de 1990; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 1995; CORONEL – 9 de abril de 1999.

Como tenho de estar no INCOR às 9:20 horas, conforme está marcada a consulta com o médico que me trata da pressão alta, saio mais cedo de casa e chego no local um pouco depois das 8 horas. O tempo passa num cenário de pessoas necessitadas de recursos médicos, muitas idosas e que têm imensas dificuldades de locomoção e de raciocínio, se perdendo no labirinto do hospital. Já faz muito tempo que não vejo o Dr. HENO, o médico que conhecia os meus problemas. Mais uma vez um residente me atende. Trata-se do doutor FÚLVIO PETRUCCI. Vai examinar o meu prontuário. Ao tirar minha pressão se assusta: 19 x 10. Calculo que isso foi devido à ingestão indevida de sal, feita ontem à noite, ao comer uma porção exagerada de amendoim salgado, que um vendedor insiste para que eu compre, vindo toda a semana na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A receita médica traz um aumento do remédio que tomo diariamente. Vamos marcar exames de sangue para novembro de 2003 e o retorno ao médico em dezembro somente.
São mais de 11 horas quando deixo o INCOR, um tanto quanto desarvorado pela tristeza de tantos casos que acontecem com o povo e que, normalmente, não tomamos conhecimento. Inesperadamente, cruzo com JOÃO DE DEUS NOGUEIRA e VERA LÚCIA. Em poucos instantes, cenários de um passado distante afloram nas nossas cabeças. Há anos, NOGUEIRA se afastou por causa de futricas de sua mulher, dona ISABEL, jogando-o contra mim depois daqueles dias que ele ficou internado no INCOR, na UTI, com problemas coronários. Dona ISABEL e VERA LÚCIA cruzaram-se no hospital e quase houve uma séria discussão entre as duas, por causa de ciúmes da mulher do NOGUEIRA. Foi aí que dona ISABEL me sabatinou a respeito da VERA LÚCIA e depois foi levar para o marido o que falei, criando um ambiente terrível. Agora, de uma maneira surpreendente, vamos nos encontrar e conversar sobre muita coisa do passado. NOGUEIRA está envelhecido, com problemas de saúde, mas com o raciocínio bom.
Passo correndo pelo MMDS. Converso com VICTÓRIO e outros oficiais que estavam na instituição. No entanto, logo mais estou na Sociedade. O Sr. MARCONDES quer que eu encontre o CORONEL MENDES para lhe transmitir a missão de ir numa reunião, amanhã, na ILUMI, na Rua FORMOSA, esquina com a praça RAMOS DE AZEVEDO. Trata-se de entrarmos em acordo para a realização da iluminação externa do Monumento-Mausoléu. Via fone, sobre esse assunto, converso com o arquiteto FRANCISCO ZORZETE, do CO. RESTAURO, que vai participar dessa reunião, quanto à parte técnica. Consigo achar o CORONEL MENDES no GRANDE ORIENTE. Ele irá nessa reunião, amanhã, às 16 horas, mas antes irá passar no MMDC, a fim de participar do início da reunião da DIRETORIA EXECUTIVA. Converso, via fone, com o GENERAL BUENO ainda sobre a iluminação do Monumento.
Recebemos convite para a passagem de Comando da 2ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, no dia 25. O General de Divisão MARCO ANTÔNIO TILSCHER SARAIVA passará o comando para o General de Divisão HERALDO COVAS PEREIRA. Também no dia 25 de abril, às 20 horas, teremos o lançamento da “ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS” da CASA GUILHERME DE ALMEIDA, no NACIONAL CLUBE.
Outro convite que chega é para a solenidade do 33º aniversário da morte do CAPITÃO ALBERTO MENDES JÚNIOR, no pátio do 1º BPChq, em 12 de maio, às 16 horas.

FALECEU a mãe do Coronel Res HERMES BITTENCOURT CRUZ, senhora MARIA PUROS CRUZ, aos 85 anos. Era viúva do Sr. ESMERALDO BITTENCOURT CRUZ e deixa os filhos ESMERALDO, MARIA LÚCIA e HERMES. Era seu filho o saudoso Cel. PM GILBERTO BITTENCOURT CRUZ. Seu corpo será levado para GUAIÇARA, neste Estado.

Em jogo eletrizante, SANTOS e NACIONAL, de MONTEVIDÉU, empataram em 4 a 4, pela LIBERTADORES. Os Meninos da Vila tiveram um começo arrasador e fecharam o 1 º tempo em 2 a 0, gols de ALEX e RICARDO OLIVEIRA. No 2º tempo, os uruguaios diminuíram, mas ROBINHO aumentou para 3 a 1. O NACIONAL voltou a pressionar e alcançou o empate em 3 a 3. Aos 38 minutos, DIEGO sofreu pênalti e RICARDO OLIVEIRA converteu. O artilheiro chegou aos oito gols e igualou a marca de PELÉ numa só edição da LIBERTADORES. Aos 50 minutos, na pressão, BENOIT empatou de cabeça. O SANTOS precisa vencer o jogo de volta.

O goleiro MARCOS esteve irreconhecível na derrota histórica do PALMEIRAS diante do VITÓRIA, na COPA DO BRASIL. VERDÃO tomou 7 a 2 na maior humilhação de sua história em casa. Os torcedores perderam a cabeça após o terceiro gol e pediram a saída do presidente. Houve também invasão de campo.

Desta vez, GUSTAVO KUERTEN não vacilou. Apesar de estar perdendo o primeiro set, virou o jogo e venceu o espanhol FÉLIX MANTILLA na estréia no ATP TOUR DE BARCELONA, O CONDE DE GODÓ. Amanhã, nas oitavas-de-final pega o marroquino YOUNES EL AYNAOUI. NIKOLAY DAVYDENKO ganhou de DAVID NALBANDIAN; CARLOS MOYÁ, de ADRIAN VOINEA; ALEX CORRETJA, de RAFAEL NADAL; JUAN CARLOS FERRERO, de FRANCO SQUILLARI; EL AYNAOUI, de ALBERT PORTAS; TOMMY ROBREDO, de FELICIANO LOPEZ; JOSÉ ACASUSO, de PAUL-HENRI MATHIEU e FELIPPO VOLANDRI, de GALO BLANCO.

Cerca de 200 pessoas lotaram hoje a capela do CORINTHIANS, no Parque SÃO JORGE, para a missa em homenagem ao santo protetor do time. No RIO, onde é feriado, cerca de 150 mil passaram pela igreja dedicada a ele. SÃO JORGE era um oficial do império romano e não chegou a ser santificado pela Igreja Católica. Foi aclamado santo pelo povo no século III, e a Igreja aceitou a decisão. É venerado como a entidade OXÓSSI no CANDOMBLÉ e como OGUN na UMBANDA.

FÁBIO SANTOS OLIVEIRA, o GORDEX, de 18 anos, foi preso em seu apartamento, na COHAB de CARAPICUÍBA. Ele confessou à polícia que resgatou BATORÉ, BAIANINHO e EDINHO perto da FEBEM, levou-os para sua casa e lhes deu dinheiro. Os três são os mais perigosos dentre os 121 que fugiram da FEBEM no último dia 12. GORDEX contou que BATORÉ, acusado de 15 homicídios, e BAIANINHO teriam se apavorado com a notícia da prisão de EDINHO. Desde então, sumiram, e ele não saberia dizer onde estão.

O dono da LOUSANO, indústria de condutores elétricos, PASCOAL GRASSIOTO, de 52 anos, e outras sete pessoas foram presas hoje pelo Departamento de Narcóticos – DENARC – sob acusação de esquema fraudulento de emissão de notas fiscais frias e “dublê” de notas fiscais verdadeiras. Equipes chefiadas pelo delegado EVERARDO TANGANELLI prenderam inicialmente o consultor BENEDITO SOARES DE OLIVEIRA, suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e com quem os investigadores do departamento encontraram notas frias.

A governadora do RIO, ROSINHA MARTINS, anunciou que o marido vai assumir na segunda-feira, dia 28, a Secretaria de Segurança Pública, no lugar do CORONEL JOSIAS QUINTAL. A troca ocorre em meio a um aumento de ações violentas de traficantes no RIO.

Com fechamento em R$ 3,00 e queda de 1,38%, o dólar atingiu hoje o nível mais baixo em oito meses. A desvalorização já acumula 10,53% no mês e 15,25% no ano, e é explicada pelos analistas como o aumento da confiança do investidor estrangeiro no BRASIL, especialmente por causa do compromisso do governo com a austeridade fiscal.

A dona de casa MARIA ALICE SOARES, de 25 anos, que na terça-feira, dia 22, deu à luz quíntuplos em GOIÂNIA, passou por cirurgia hoje e teve o útero retirado. A operação foi necessária porque o útero não contraiu após os partos e a paciente sofreu hemorragia. Seu estado de saúde é bom. Os quatro meninos e uma menina com pesos entre 1,3 quilo e 1,9 quilo estão bem. MARIA estava no sétimo mês de gravidez e tem outros dois filhos.

Bombeiros do Quartel de CABO FRIO resgataram nesta manhã os corpos dos turistas paulistas ALEXANDRE BOUERES, de 52 anos, e OSWALDO MENEGHETTI, que comemorava 35 anos no passeio da escuna TONA GALEA, no sábado passado (dia 19). Agora, o número de mortos no acidente com a embarcação já chega a 14 pessoas. O único passageiro que continua desaparecido é o pedreiro mineiro ÉDSON CELESTINO SILVA, de 28 anos.

MORREU o ator CHICO MARTINS, de 78 anos. Ele tinha pneumonia e estava internado no Hospital SÃO LUÍS. CHICO era casado com a atriz ETTY FRASER há 40 anos. Integrante do elenco do TEATRO OFICINA, MARTINS trabalhou com diretores como ANTUNES FILHO, AUGUSTO BOAL, JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA, EDUARDO TOLENTINO e CELSO NUNES. Sua mais recente atuação no teatro foi em “A IMPORTÂNCIA DE SER FIEL”, de OSCAR WILDE, com o GRUPO TAPA, em 2002. Na peça, ele atuou ao lado de sua mulher ETTY, de BÁRBARA PAZ e DALTON VIGH. Entre seus últimos trabalhos estão: O TELESCÓPIO, IVANOV, A MEGERA DOMADA. Atuou ainda nas novelas MEU RICO PORTUGUÊS (1975), OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO (1980). 

O filme CARANDIRU obteve mais uma vitória. Depois de superar no último final de semana a marca de 1,5 milhão de espectadores, o longa-metragem dirigido por HECTOR BABENCO foi anunciado hoje como o representante brasileiro na competição oficial do 56º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CANNES, que ocorre na cidade francesa entre 14 e 25 de maio. Vai disputar a PALMA DE OURO. O longa-metragem rompe com um jejum de dois anos do BRASIL no festival. O último filme nacional a brigar pela PALMA DE OURO foi “ESTORVO”, de RUY GUERRA, em 2000.

ACIDENTOU-SE o estudante FELIPE TAVARES MARINHO, de 16 anos, atacado por um tubarão na PRAIA DE COPACABANA. O adolescente estava a cem metros da areia e sofreu três cortes na mão direita.

Religiosos xiitas tomaram o controle total da cidade de KARBALA, no sul do IRAQUE. Reprimidos  duramente durante os 24 anos de ditadura de SADDAM HUSSEIN – com desaparecimentos, prisões, proibição de alguns ritos religiosos e manifestações – os aiatolás estão construindo rapidamente os alicerces de uma administração islâmica independente em KARBALA, com atenção especial aos serviços de segurança.
  
ASSISTO na TV BANDEIRANTES, SEGREDOS E MENTIRAS, de 1996. Uma produção inglesa, dirigida por MIKE LEIGH, com BRENDA BLETHYN, TIMOTHY SPALL, PHYLLIS LOGAN e MARIANNE JEAN-BAPTISTE. Quando sua mãe adotiva morre, HORTENSE, uma mulher negra e bem sucedida profissionalmente, decide sair em busca de sua mãe natural. HORTENSE  a localiza e, além da surpresa por descobrir que ela é branca, se depara com uma problemática familiar, em pessoas de classe operária. Sua chegada acaba trazendo à tona sentimentos nunca expressados, obrigando todos a enfrentarem dolorosas verdades sobre o passado, que tinham permanecido ocultas por muito tempo. Interpretação magistral de BRENDA BLETHYN no papel de HORTENSE.

DIVULGADA a condenação da atriz iraniana GOWHAR KHEIRANDISH a   74 chicotadas, por beijar em público o rosto de um ator. O cumprimento ocorreu durante um festival de cinema e provocou protestos. A lei islâmica proíbe contatos em público entre homens e mulheres, que não sejam parentes. O beijo é considerado uma das maiores transgressões. GOWHAR só levará a surra se repetir o ato. Em TEERÃ.

PREMIADO com o CERVANTES de Literatura o escritor espanhol JOSÉ JIMÉNEZ LOZANO, autor de HISTÓRIA DE UM OUTONO, EL SAMBENITO e A SALAMANDRA. O vencedor do PRÊMIO CERVANTES recebe noventa e um mil e quatrocentos dólares. Em MADRI.

DIA 23 DE ABRIL DE 2 004 – SEXTA-FEIRA
JORNAL DA TARDE – SÃO PAULO PERGUNTA – CADERNO A, pag. 3
MEMÓRIA
Causa indignação a notícia de que o Obelisco do Parque do Ibirapuera, construído para lembrar a Revolução de 1932, corre risco de desabamento. A Revolução de 1932, que foi a última demonstração do orgulho paulista, não recebe o devido respeito por parte da autoridade paulista. É necessário que alguém tome as rédeas da situação. A Associação Veteranos de 1932, estabelecida no centro da cidade de SÃO PAULO, ocupa um local esquecido. Está fadada a desaparecer e com ela seu exemplo. Nossas crianças deviam conhecê-la. O “museu” da associação é apenas uma tentativa de mostrar algumas relíquias passadas. Nós, paulistas, deveríamos exigir a preservação do Memorial da Revolução de 1932, a exemplo de outros espalhados no exterior que enaltecem os fatos locais. Sinto-me cada vez mais estranho em minha terra, pois não há respeito pelo que os heróis paulistas deram: seu sangue e vidas. OTÁVIO RICHTER – CAPITAL e-mail: orichter@superig.com.br

O JOSÉ, irmão da LUCINDA, vem nesta manhã para concluir a pintura das paredes externas do quintal, a pedido de sua irmã. Ele iniciara, há alguns dias, esse trabalho, mudando o aspecto dessa parte da casa.
A temperatura desta sexta-feira não é nada boa. Muito alta. Faz mal para a pressão alta que sofro. Chego na Associação dos Oficiais da Reserva depois das 11 horas. Fico sabendo que logo mais, às 14 horas, será realizado o enterro da esposa do CAPITÃO HÉLIO CAMILLI, dona HILÁRIA, no cemitério da QUARTA PARADA. Nossas atividades nesta sexta-feira: PELA MANHÃ – AORPM – JOÃO DA SILVA FILHO, presidente do Departamento Jurídico da Associação, conversa comigo sobre a possibilidade de um SIMPÓSIO “SÃO PAULO 1922-1932”, nos primeiros dias do mês de julho, com palestras de autoridades sobre a Semana da Arte Moderna e a Revolução de 1932.
FONE: 3107 7531- ramal 236 – falar com REGIANE, sua secretária. Celular :   9981 2061.
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC:
Telefonou RUBENS NEVES – fone: 3024 3574, ramal 3574, nosso sócio, que trabalha numa editora, quer realizar um evento nessa editora, também em julho. Colocaria para vender, sob consignação os livros que temos encalhados. Compareceu na Sociedade o advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI (neto do Sr PIRES), da OAB, encarregado de levantar os nomes dos veteranos da OAB que participaram da Revolução de 32. Pretendem desfilar no 9 de julho. Convido-os para a solenidade de 23 de maio, como primeiro contato, uma espécie de “prévia” para o 9 de julho. Ficou de organizar uma comissão de representantes da OAB para comparecer na nossa solenidade.
REUNIÃO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, da COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL para dia 26 de abril, às 15 horas.
Sr MARCONDES pede para mandar um ofício para o TENENTE-CORONEL PM LUIZ NAKAHARADA dizendo das providências tomadas para a solenidade de 21 de maio, na LAPA.
VISITA DO MAJOR TELHADA. QUER RETORNAR AO MMDC, como sócio. Aventei a hipótese dele assumir a Diretoria de Comunicação Social, pois tem planos de trazer para a Sociedade vários oficiais do “panelão”. Ele trabalha No CASJ. Indicou para receber a Medalha MMDC o TENENTE-CORONEL PM JOSÉ VALDIR FULLE, CHEFE DO CASJ. TELEFONE:  3327 7863.
Saiu no JORNAL DA TARDE, na coluna SÃO PAULO PERGUNTA, uma crônica do Sr. ORICHTER sobre o restauro do Monumento-Mausoléu. Agradeço pelo e mail dele (orichter @ superig. com. Br) e lhe mando os dizeres do nosso comunicado à imprensa.
O CORONEL MENDES não veio hoje na Sociedade. Telefonou, colocou-se a par do que está acontecendo e diz que está no TREMEMBÉ, acertando um problema com o carro da dona OÇAINE, que recentemente foi avariado num acidente de trânsito.
Em casa, com problemas no computador, perco os jornais da GLOBO e da BANDEIRANTES.

O Diário Oficial desta sexta-feira publicou a posse e início de exercício do cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde – médicos, da PMESP, a contar de 16 de abril de 2004: DANIEL GARCIA JÚNIOR, DANIEL CARVALHO KALLAS, CRISTIANE VALÉRIA DE SOUSA CARATIN, ELINALDO DE CARVALHO, FLÁVIO ZINDIEL SALEM, FERNANDO ANTÔNIO PARENTI, MÁRCIO AUGUSTO TAMURA FERRAZZI, MARTA REGINA DIAS COSSULIN, GIORGIANE HALUCH MOLETTA, DANIEL DE GASPARI ANTÔNIO, FÁBIO ANTÔNIO DE ALMEIDA MUNIZ, MANUEL CARLOS DA SILVA, REGINA GUIMARÃES DOS REIS, ALEXANDRE ROBERTO PINTO, ALESSANDRA MARTINELI FONSECA, MARCELO CARLOS COSME e FABIANO MILAN DE FREITAS.
Um incêndio atingiu, no final da tarde, uma das cinco salas do CINE BELAS ARTES, localizado na RUA DA CONSOLAÇÃO, região central da cidade, que está passando por reformas. O fogo foi controlado rapidamente pelos bombeiros. Um funcionário que trabalhava na hora que o fogo começou ficou intoxicado com a fumaça. Três viaturas dos bombeiros compareceram ao local. Segundo eles, o fogo não chegou a atingir a estrutura do prédio. Foram destruídas as poltronas e o carpete da sala onde o fogo começou. O CINE BELAS ARTES, um dos últimos cinemas de rua da Capital, com 35 anos de funcionamento, está fechado por causa das obras desde 5 de dezembro de 2003. A reforma foi iniciada devido ao mau estado de conservação em que as salas se encontravam. Agora, a previsão para a reinauguração é no feriado de 1º de maio. O acidente não deverá interferir na data.

A tradicional missa de 23 de abril em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro do CORINTHIANS, foi concorrida, hoje, na FAZENDINHA. O presidente ALBERTO DUALIB, o vice-presidente NESI CURY e o vice financeiro CARLOS MELLO estiveram entre as cerca de 200 pessoas – a maioria meninas e garotos das escolinhas de base do clube - presentes à missa. SÃO JORGE chegou a ser expurgado pelo VATICANO, mas teve seu culto liberado no BRASIL – graças a pedido de dom PAULO EVARISTO ARNS - e em outras regiões, já que o santo também é padroeiro da INGLATERRA, PORTUGAL, GÊNOVA e VENEZA.

Laudo médico assinado pelo psiquiatra PAULO CÉSAR CALVO, da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM) concluiu que o adolescente conhecido como CHAMPINHA – acusado pela polícia de ser o mentor dos assassinatos dos namorados FELIPE SILVA CAFFÉ, de 19 anos, e LIANA FRIEDENBACH, de 16 anos, em EMBU-GUAÇU, no final de 2003 -sofre de retardamento mental moderado.

Pelo menos 14 presos foram assassinados, com requintes de crueldade, durante os sete dias da rebelião encerrada, hoje, no presídio URSO BRANCO. Cinco presos foram mortos na madrugada de quinta-feira, dia 22, poucas horas antes do início da rodada de negociação do acordo que pôs fim aos protestos. Quatro presos tiveram as cabeças decepadas e outros dois foram esquartejados. A PM ainda não concluiu a contagem das vítimas. Há a suspeita de que outros mortos tenham sido enterrados dentro do presídio.  Com a alimentação, energia e água cortadas desde domingo, dia 18, os presos se renderam depois de passarem por muitas dificuldades ao lado dos reféns. Nos últimos dias eles tiveram que cavar um poço para se servirem de água. Quando a fome apertou, os presos passaram a caçar e devorar os gatos do presídio. Na quarta-feira, dia 21, eles chegaram a ameaçar matar e fazer churrasco com a carne dos desafetos, caso não tivessem suas reivindicações atendidas logo.


O ex-seminarista GIL GREGO RUGAI, de 21 anos, prestou hoje o segundo depoimento aos policiais do DHPP no inquérito que apura o assassinato do seu pai, o empresário LUIZ CARLOS RUGAI, de 40 anos, e da madrasta ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, de 33. O casal foi morto em 28 de março na mansão onde morava, na rua ATIBAIA, no PACAEMBU. O novo depoimento ocorreu a pedido dos delegados MAURO ARGACHOFF e RODOLPHO CHIARELLI JÚNIOR. A promotora MILDRED GONZALES CAMPI, que participa das investigações, também acompanhou o depoimento do rapaz. Para a polícia, GIL RUGAI continua sendo o principal suspeito do crime. Ele teve a prisão temporária prorrogada por mais 10 dias na última terça-feira, dia 20, pelo juiz CASSIANO RICARDO ZORZI ROCHA, do 5 º Tribunal do Júri. GIL RUGAI está preso desde o dia 6 de abril, no 77 º Distrito Policial (SANTA CECÍLIA). Hoje ele saiu da carceragem da delegacia às 18:10 horas e chegou à sede do DHPP às 18:25 horas.

A reunião entre os servidores e representantes do Ministério da Previdência terminou novamente sem acordo. Diante do impasse, os funcionários do INSS em todo o País continuam a paralisação iniciada terça-feira, dia 20. Enquanto o acordo não sai, a greve continua. Na Capital paulista, 15 postos estão fechados e um atende parcialmente. Na Grande SÃO PAULO, o número de postos fechados pulou de um para dois – ITAPECERICA DA SERRA e SÃO CAETANO DO SUL – e um atende parcialmente (RIBEIRÃO PIRES).

Convocado a depor no Inquérito Policial Militar instaurado pelo Comando da Aeronáutica para apurar suposto desvio de granadas – achadas na terça-feira, dia 20 de abril, com traficantes – o dono da empresa fabricante, ROBISON EGYDIO LOPES, afirmou hoje que o lote de explosivos foi vendido exclusivamente aos militares. A polícia apontou um ex-policial militar, preso ontem, dia 22, como suspeito de ter levado o arsenal para a FAVELA DA CORÉIA, zona oeste do RIO. LOPES se eximiu de responsabilidade pelo fato de as granadas terem acabado nas mãos de criminosos, embora tenha dito que a notícia o assustou. “É um material perigoso, mas sou só o fabricante”. O Exército já confirmou que as minas têm o mesmo número de um lote que comprou da PRB, mas negou qualquer desvio.  Outra prisão ocorrida ontem foi a do soldado da Aeronáutica ÂNDERSON DE ALMEIDA GOMES, flagrado alertando pelo celular o traficante MÁRCIO ALEXANDRE MATOS sobre uma operação policial em DUQUE DE CAXIAS.

O procurador-geral da República, CLÁUDIO FONTELES, enviou hoje parecer ao Supremo Tribunal Federal pedindo que seja declarada inconstitucional a cobrança previdenciária dos servidores aposentados e dos pensionistas. A contribuição, instituída pela reforma da Previdência Social, no ano passado, deve começar a ser cobrada em 20 de maio. O parecer de FONTELES se refere a uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, que argumenta que a cobrança fere o direito adquirido dos inativos de não contribuir para a Previdência. O prognóstico no Supremo é de que o parecer de FONTELES seja aceito.

A apresentadora XUXA submeteu-se a cirurgia para retirada de uma verruga na perna, no Hospital BARRA D´OR, no RIO. Foi liberada no mesmo dia.

O diretor de fotografias italiano FRANCO COLLI, que trabalhou com LUCHINO VISCONTI, entre outros cineastas, morreu em ROMA, aos 75 anos. Com seu primo TONINO DELLI COLLI, desde 1994 se ocupou com a fotografia para o cinema e dirigiu obras como o clássico O LEOPARDO, de VISCONTI, e MAMMA ROMA, de PIER PAOLO PASOLINI.
 
A explosão de uma estação ferroviária em RANGCHON, na CORÉIA DO NORTE, causou centenas de mortes, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores britânico, citando informações de seu embaixador em PYONGYANG. Na quinta-feira, dia 22, a especulação sobre o número de vítimas girava em torno de três mil.

O Exército da BÉLGICA anunciou hoje que recolheu mais de mil granadas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), encontradas em um campo a oeste de FLANDRES, cenário de uma dura batalha. De acordo com fontes oficiais, as granadas foram localizadas durante uma drenagem do campo, em MOORSLEDE, perto da cidade de YPRESS.

DIEGO ARMANDO MARADONA está se recuperando, para alívio de seus admiradores. Hoje, os médicos da Clínica SUÍÇO ARGENTINA desligaram o respirador artificial depois de constatado que os problemas respiratórios estão sendo superados, apesar de seu estado continuar grave. O ex-jogador segue internado na UTI, mas hoje trocou o respirador artificial por uma máscara de oxigênio.

Um ex-astro do futebol americano, PAT TILLMAN, de 27 anos, foi morto no AFEGANISTÃO, em meio a uma operação de perseguição a integrantes da rede AL-QAEDA e da milícia TALEBAN no sudeste do País, informou hoje o PENTÁGONO. A morte do jogador é a primeira de um americano famoso nas campanhas no AFEGANISTÃO e no IRAQUE e causou comoção nos EUA. Um porta-voz da CASA BRANCA, TAYLOR GROSS, qualificou TILLMAN de “uma inspiração dentro e fora do campo”. “Sua família está no pensamento e nas orações do presidente GEORGE W. BUSH e da primeira-dama”, acrescentou. TILLMAN morreu em combate nos quais vários outros membros de sua unidade, os RANGERS, também foram mortos. PAT TILLMAN, jogador do ARIZONA CARDINALS, abandonou a carreira para se alistar.

FRANCES SHAND KYDD, mãe da princesa DIANA, está internada desde terça-feira, dia 20, num hospital de ARGYLL, na ESCÓCIA, com grave infermidade no cérebro, informou hoje o tablóide DAILY MIRROR. Os médicos recusaram-se a identificar a doença, limitando-se a dizer que FRANCES, de 67 anos, está consciente.   


2 005  :   -   SÁBADO
Nada de ovos de chocolate, como na Páscoa cristã. Com um cardápio bem diferente, é a vez de comemorar, hoje à noite, o PESSACH, a Páscoa Judaica. Os festejos celebram a libertação do povo judeu da escravidão no EGITO e é a data mais solene do calendário judaico. A comemoração começa na noite de hoje e dura oito dias. Nesse período é proibido comer – e até guardar em casa – qualquer alimento feito de cereal fermentado. Por isso, usa-se o matzá, pão ázimo, não fermentado e feito de trigo e água. O PESSACH trata da liberdade espiritual do ser humano. Desde ontem, cerca de 350 membros da comunidade judaica de SÃO PAULO estão em ÁGUAS DE SÃO PEDRO, na região de PIRACICABA, para as celebrações. Eles serão convidados a orar pelo PAPA BENTO XVI. Segundo o rabino SHABSI ALPERN, diretor da Sociedade Israelita de Beneficência BEIT CHABAD DO BRASIL, o fato de o PAPA ser alemão deve levá-lo a se desdobrar para desfazer antigos estigmas como o nazismo e a perseguição aos judeus.

No aniversário de 40 anos da GLOBO (no dia 26 de abril de 1965 entrou no ar a TV GLOBO), vamos ter uma semana repleta de atrações especiais. Neste domingo o “GLOBO RURAL” mostra o impacto do agronegócio na paisagem brasileira dos últimos 40 anos. Logo em seguida, o “ESPORTE ESPETACULAR” vai mostrar a evolução das transmissões esportivas nesses anos. Depois iremos ter um “FANTÁSTICO” totalmente dedicado aos acontecimentos marcantes das quatro décadas da GLOBO.

 

A primeira sessão de classificação, hoje pela manhã, no circuito ENZO E DINO FERRARI, em ÍMOLA, demonstrou que as diferenças de desempenho entre RENAULT, McLAREN, BAR e TOYOTA são muito pequenas, na véspera da disputa da quarta etapa do MUNDIAL. Na AUSTRÁLIA, MALÁSIA e depois em BAHREIN, vários pilotos afirmaram que a hora da verdade da FÓRMULA 1 seria o início da fase européia da temporada. O GP DE SAN MARINO é o primeiro dessa série. KIMI RAIKKONEN, da McLAREN, fez o melhor tempo. ALONSO ficou apenas três milésimos de segundo de RAIKKONEN. MICHAEL SCHUMACHER ficou com o terceiro tempo. Já RUBENS BARRICHELLO não foi além da 11ª classificação. A segunda sessão classificatória será disputada amanhã, antes da prova.


O prefeito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, fez cara feia no lançamento da Campanha Nacional da Vacinação do Idoso. O político de 63 anos recebeu uma dose da vacina contra gripe, aplicada pelo governador GERALDO ALCKMIN, que é médico. SERRA não conseguiu disfarçar a dor que sentiu com a picada, ainda mais depois que os fotógrafos pediram que a aplicação fosse repetida. Na segunda vez, não havia remédio na seringa. Apesar das caretas, o prefeito declarou que a vacina não dói. A expectativa do governo do Estado de SÃO PAULO é que 2,4 milhões de pessoas acima de 60 anos sejam atendidas pela campanha.


Por volta das 13 horas, na zona sul da Capital, começou uma chuva forte causando oito pontos de alagamento. Por volta das 16:30 horas, foi decretado estado de atenção em toda a cidade. Os bairros de CAMPO LIMPO (zona sul), GUAIANAZES (zona leste) estavam entre os mais atingidos. O córrego PIRAJUSSARA transbordou, causando transtornos no trânsito e em casas na zona oeste. Foram registrados pontos de alagamento na marginal PINHEIROS e na praça 14 BIS. A chuva atingiu cidades da região leste do Estado. O temporal foi provocado pelo choque da massa de ar quente que cobria essa área e de ventos vindos do litoral.

Uma missa em homenagem ao santo guerreiro, SÃO JORGE, foi realizada no salão social do CORINTHIANS após procissão em torno da sede da agremiação, no PARQUE SÃO JORGE. Foi a missa celebrada pelo diácono MICHEL ROSA e contou com a presença de dom PEDRO LUIZ STRINGHINI, bispo-auxiliar de SÃO PAULO. Durante o sermão, dom PEDRO LUIZ lembrou da campanha do desarmamento promovida pela Igreja, além da morte do PAPA JOÃO PAULO II e a escolha de seu sucessor, BENTO XVI. Após a missa foi oferecido bolo para os presentes.  O “clássico” paulista SÃO CAETANO e PALMEIRAS ficou no 2 a 2, hoje à noite, no ABC. O VERDÃO saiu na frente com um gol do artilheiro OSMAR, em cobrança de pênalti, logo aos 13 minutos de partida. O AZULÃO empatou apenas na segunda etapa, aos 8 minutos, com FÁBIO PINTO. Quando tudo caminhava para o 1 a 1, dois gols mexeram com placar, mas mantiveram a igualdade. Primeiro foi MARCINHO, para os donos da casa, aos 44 minutos. No minuto seguinte, CORREA fez boa jogada e cruzou para WARLEY marcar o gol de empate para o PALMEIRAS. Esse jogo marcou a abertura do CAMPEONATO BRASILEIRO de 2005.

 

ANDRÉ  SANTOS ARAÚJO, de 18 anos, foi recolhido à Cadeia Pública de GUARUJÁ, na madrugada, acusado pelo assassinato do farmacêutico JOÃO PEDRO BARONE, de 41 anos. Morador em ARAÇATUBA, BARONE passava o final de semana prolongado com a família no GUARUJÁ, na BAIXADA SANTISTA. O farmacêutico brincava com as suas filhas de 9 e 11 anos, na PRAIA DE PITANGUEIRAS, na tarde de sexta-feira, quando foi assassinado. ANDRÉ foi detido pela Polícia Militar ainda na sexta-feira, dia 22. Ele é suspeito também, de ter assaltado uma estudante de 18 anos, na PRAIA DO TOMBO, no mesmo dia. Quando foi preso pelos PMs, o acusado estava numa moto HONDA TWISTER com outro jovem. ANDRÉ foi reconhecido por duas testemunhas como um dos dois homens que atacaram o turista. O rapaz que o acompanhava não foi reconhecido.

 

Neste sábado, nasceram os gêmeos BERNARDO e FRANCISCO, filhos da atriz ISABELA GARCIA com CARLOS THIRÉ, na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO DE JANEIRO. Dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas em acidente envolvendo um ônibus da Companhia SÃO GERALDO DE VIAÇÃO, que vinha de EUNÁPOLIS, na BAHIA, para SÃO PAULO. O acidente aconteceu por volta das 4 horas de hoje, altura do km 351 da FERNÃO DIAS, próximo à cidade de JOÃO MONLEVADE, no VALE DO AÇO, interior de MINAS GERAIS. Havia 39 pessoas no ônibus. Algumas embarcaram em TEIXEIRA DE FREITAS e em ALCOBAÇA, na BAHIA, e desceriam em BELO HORIZONTE e SÃO PAULO. Nove pessoas morreram na hora e outra a caminho do hospital de BELO HORIZONTE. Dos 30 feridos, cinco sofreram escoriações. O ônibus tombou na pista, após uma curva acentuada, na ligação de BELO HORIZONTE com VITÓRIA, no ESPÍRITO SANTO, uma das mais perigosas do Estado. O veículo deslizou e rolou por um barranco de 50 metros, batendo em duas árvores antes de parar com as rodas para cima.

MORREU o economista alemão ANDRE GUNDER FRANK, que dividia com FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e ENZO FALETTO a formulação do que veio a ser conhecido como “teoria da dependência”. Formado nos EUA, lecionou no BRASIL, no MÉXICO, no CHILE, na INGLATERRA, na ALEMANHA e na HOLANDA. Seu livro-tese foi “CAPITALISMO E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA”. Aos 76 anos, em LUXEMBURGO, vítima de câncer.

O chanceler equatoriano ANTÔNIO PARRA GIL reconheceu que o país está obrigado pela CONVENÇÃO DE CARACAS a conceder salvo-conduto ara o asilo do presidente destituído LÚCIO GUTIÉRREZ no BRASIL, mas disse que as condições ainda precisavam ser estudadas e a situação continuava indefinida hoje. O embaixador SÉRGIO FLORÊNCIO chegou a ser chamado pela chancelaria ontem à noite, mas manifestantes na frente de sua casa, onde GUTIÉRREZ está, impediram a saída.

 

Ao receber em audiência, hoje de manhã, os jornalistas credenciados para a cobertura dos funerais do PAPA JOÃO PAULO II e eleição de seu sucessor, o PAPA BENTO XVI afirmou que os meios de comunicação só podem prestar um serviço positivo ao bem comum quando se comportam com responsabilidade e consciência. Além de sua língua pátria, BENTO XVI usou o italiano, o inglês e o francês para saudar os repórteres, fotógrafos e cinegrafistas vindos de todos os continentes. 


O ator britânico JOHN MILLS, vencedor do OSCAR de melhor ator coadjuvante em 1971 pelo filme “A FILHA DE RYAN”, morreu hoje aos 93 anos em sua casa, em LONDRES, após uma breve doença, informaram familiares. MILLS, condecorado com o título de SIR na INGLATERRA, participou de mais de cem filmes em sua carreira, incluindo GRANDES EXPECTATIVAS e GUERRA E PAZ. Formado no ROYAL ACADEMY OF DRAMATIC ART DE LONDRES, o ator interpretou vários papéis no teatro, entre eles uma aclamada participação em uma montagem de HAMLET.

2 006   :    -    DOMINGO
MICHAEL SCHUMACHER não esperou que se completasse um ano. Exatos 364 dias após ser derrotado com maestria por FERNANDO ALONSO, na corrida que definiu os rumos do último MUNDIAL, o alemão conseguiu um troco à altura. No mesmo circuito, ÍMOLA, na ÍTÁLIA, o ferrarista venceu hoje o GP DE SAN MARINO, quarta etapa da temporada de F-1, num cenário inverso ao de 2005. Com um carro mais lento, deu aula de pilotagem, segurou o espanhol atrás de si por 23 voltas e recolocou-se na luta pela taça. Foi sua 85 ª vitória na categoria, a primeira em dez meses, seu maior jejum desde 1993. Mas o alívio no seu semblante, hoje, não era de ampliação de recorde ou de fim de fila. Era de vingança. Naquele 24 de abril de 2005, ALONGO, então só um aspirante a astro, liderava o GP DE SAN MARINO quando viu o alemão no seu retrovisor na 50 ª das 62 voltas. Maior campeão de todos os tempos, 13 anos mais velho e correndo no circuito da FERRARI, SCHUMACHER passou 11 voltas tentando, atacando, incomodando. Pressão demais para qualquer outro piloto. Não para qualquer outro piloto. Não para o espanhol, que defendeu a liderança com precisai e venceu a 14 ª chegada mais apertada de toda a história da FÓRMULA 1.
Hoje, tudo indicava definição parecida. A cinco voltas da bandeirada, ALONSO estava a 0s396 do líder. Mas, então, deu a SCHUMACHER o gosto de vê-lo errar: pôs as rodas na grama a três voltas do fim, enterrando a disputa. O perseguidor cruzou a linha de chegada 2s096 atrás. JUAN PABLO MONTOYA chegou em terceiro lugar; FELIPE MASSA em quarto; KIMI RAIKKONEN em quinto; MARK WEBBER em sexto; JENSON BUTTON em sétimo; GIANCARLO FISICHELLA em oitavo; RALF SCHUMACHER em nono; RUBENS BARRICHELLO em décimo.

Uma data de alta temperatura. O presidente GINO liga para mim várias vezes durante este domingo. Ele ainda está organizando a lista das pessoas do MMDC que irão receber a medalha comemorativa da LOJA ROMA, no dia 13 de maio. Acrescento a essa lista os nomes do MAJOR OLÍMPIO e do TENENTE GONÇALVES. O presidente quer os nomes completos desses oficiais, bem como o telefone da residência do atual Comandante do Exército Constitucionalista, ALENCAR THOMAZ.
Mais tarde também recebo um telefonema do CARRARO. A rádio ELDORADO está entrevistando um pastor, autor de um livro sobre as Armas da Revolução de 1932. Acredito que se trata do PASTOR MARINHO. Mais tarde, em novo telefonema, explico ao CARRARO que o juiz da 3ª Vara da Fazenda deu ganho de causa à ação movida pela Sociedade Amigos de CERQUEIRA CÉSAR, quando ao retorno do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, isso em 20 de abril. Explico ao CARRARO, também, o que teremos pela frente, em matéria de atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Estive também na HEMEROTECA VENTURA organizando jornais e recortes referentes aos anos de 2004 e 2005.  

Um empate fora e uma vitória em casa foram suficientes para dar a terceira colocação ao SANTOS no CAMPEONATO BRASILEIRO. Hoje, em um lar “alugado”, o PEIXE fez 2 a 0 no ATLÉTICO PARANAENSE. O duelo aconteceu em MOGI-MIRIM, com os portões fechados. O mexicano DE NIGRIS marcou o primeiro gol com a camisa santista. Na etapa final, REINALDO balançou as redes e fechou o marcador.
Depois de passar quatro jogos sem levar gol, o SÃO PAULO caiu diante do FORTALEZA, pela segunda rodada do BRASILEIRO. O time cearense, que estreou o técnico MÁRCIO BITTENCOURT, soube aproveitar o fato de o SÃO PAULO atuar com um time misto para vencer por 1 a 0 e conquistar os seus primeiros três pontos na competição.
OUTROS RESULTADOS: INTERNACIONAL 1 x SANTA CRUZ 0; PONTE PRETA 1 x VASCO 2; FLAMENGO 3 x JUVENTUDE 1; PARANÁ 0 x BOTAFOGO 0; CRUZEIRO 3 x GRÊMIO 1.

Duas rebeliões na tarde deste domingo, em duas prisões do Estado, deixaram como saldo ao menos nove pessoas feridas – sete agentes penitenciários e dois detentos – e 17 agentes reféns. Como era dia de visita, em ambas unidades havia familiares de presos. As revoltas ocorreram no CDP de SÃO BERNARDO DO CAMPO, onde houve fuga, e na Penitenciária COMPACTA
1 de POTIM, onde a fuga foi evitada. Em ambas as unidades a confusão começou por volta das 13 horas. Em SÃO BERNARDO, o tumulto acabou às 17 horas. Em POTIM, às 19:50 horas. Foi descartada relação entre as revoltas.

Um homem manteve uma repórter e um iluminador reféns por quase quatro horas na Igreja Universal do Reino de DEUS, da avenida CELSO GARCIA, no BRÁS. Acusado de assaltar uma fábrica de jeans, ele trocou tiros com a polícia e só se entregou após sua mãe e um advogado chegarem ao local. Condenado a 24 anos de prisão, já havia cumprido 15 anos e estava foragido há dez meses.

O brasileiro TARCÍSIO FEITOSA DA SILVA foi contemplado com o Prêmio GOLDMAN, considerado o NOBEL do ambientalismo. O paraense recebeu 125 mil dólares com reconhecimento de seu trabalho pela preservação de reservas florestais em zonas de conflito no sul do PARÁ.

No saibro de MONTECARLO, o espanhol RAFAEL NADAL superou ROGER FEDERER e ganhou o MASTERS SERIES disputado no PRINCIPADO DE MÔNACO. O jogador de 19 anos agora detém uma série de 42 triunfos no saibro batido. Perde para as séries de duas estrelas da década de 1970, o sueco BJORN BORG com 46 triunfos, e o argentino GUILLERMO VILAS, com 53. O espanhol só chegará a essa marca se vencer: o torneio de BARCELONA e o MASTERS SERIES DE ROMA. O título deste domingo foi o sétimo consecutivo do espanhol no piso de terra batida. Uma seqüência que se iniciou no MASTER SERIES DE MONTECARLO de 2005. Antes de MONTECARLO, NADAL havia vencido FEDERER na final do TORNEIO DE DUBAI no último dia 4 de março.

O corte dos recursos repassados pelos países ocidentais ao governo palestino liderado pelo HAMAS provou que os EUA e a EUROPA conduzem “uma cruzada sionista contra o ISLÔ. A declaração, atribuída ao líder da rede terrorista AL-QAEDA, OSAMA BIN LADEN, foi hoje divulgada. “O bloqueio que o Ocidente impôs sobre o governo do HAMAS prova que há uma guerra dos cruzados sionistas contra o ISLÔ, diz a voz da gravação. A voz, atribuída ao líder da AL-QAEDA disse que os povos dos países ocidentais são responsáveis, igualmente a seus governos, por tal guerra.

O fundador do selo de gravação CAPRICORN RECORDS, PHIL WALDEN, que lançou artistas como OTIS REDDING e ALLMAN BROTHERS BAND, morreu neste domingo, aos 66 anos, após uma longa batalha contra o câncer. O selo de gravação, com sede em MACON, na GEÓRGIA, teve uma grande influência na criação do som denominado ROCK SULINO dos anos 1970. 


2 007     :    -    SEGUNDA-FEIRA
Consigo, hoje cedo, cumprimentar o CORONEL PM Ref JOÃO NIKOLUK pela passagem dos seus sessenta e oito anos. Conversamos sobre nossas vidas e de alguns amigos. NIKOLUK foi o nosso chefe de turma no Curso Superior de Polícia, em 1987. Conservamos a amizade embora estejamos distantes. Ele reside em DRACENA.
Recebo um telefonema de ÂNGELA BARCELLOS sobre a reunião da II CAMINHADA NOVE DE JULHO, marcada para hoje à tarde no MMDC. Quer levar pessoas que se interessam por essa caminhada, inclusive o CORONEL ARY CANAVÓ.
As estações do Metrô e pontos de ônibus da Capital amanheceram hoje repletos de pessoas a espera de transporte. Pelo menos 780 mil foram prejudicadas por uma paralisação de metroviários, motoristas e cobradores.
Eles pararam as atividades por uma hora e meia, das 4:30 às 6 horas. Porém, em alguns casos, ônibus levaram mais de 4 horas para sair das garagens. Às 9 horas, a CET registrou o terceiro maior congestionamento do ano no período da manhã. As regiões mais atingidas foram os extremos das zonas Leste e Sul.
Com MÁRIO MARGARIDO, CARMELO, PASSOS, CARBAIA; VICTÓRIO, COLOMBO, RONALDO, ELÁDIO e CRISTIANO, na AORRPM, vamos realizar um almoço de negócios. Quando ali chegamos, no 1º andar está acontecendo uma reunião com o deputado estadual MAJOR OLÍMPIO. Ele defende nossa aspiração de reajuste salarial, uma situação insustentável, principalmente porque o mês de março era o marco especificado pelo governo para oferecer o aumento de vencimentos e nada foi feito nesse sentido. No almoço, discutimos uma série de problemas que vêm afetando nossa instituição.
Já na tarde, depois das 15 horas, vamos realizar a reunião preparatória da II CAMINHADA NOVE DE JULHO, com o coordenador ROBERTO GONÇALVES. O presidente GINO veio à Sociedade e trouxe a proposta para o recebimento do COLAR DO ALVARENGA. Não consigo obter isso do CORONEL MENDES, pois ele foi levar sua sogra até a CRUZ AZUL. Por telefone, combinamos nos encontrar na Rua ANTÔNIO DE GODÓI, nº 122, amanhã, por volta das 10 horas, quando iremos ter uma reunião com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SOROCABA, Professor ADILSON CÉZAR. A quarta pessoa indicada por mim para receber o colar é o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Ele recebeu a proposta e deverá entregar também amanhã, no horário combinado na ANTÔNIO DE GODÓI. O GINO não fica para a reunião da II CAMINHADA NOVE DE JULHO.
Com ROBERTO GONÇALVES, WILSON ALVES DE CASTRO, BEATRIZ GUIMARÃES e JOSÉ CARLOS SOARES realizamos os primeiros contatos a respeito da caminhada. Não haverá grandes mudanças com relação ao ano passado. As idéias que o ROBERTO tinha não deram certo. Com a experiência obtida no ano passado, ele procura corrigir as falhas anotadas. Marcamos a data de 7 de maio para a próxima reunião.
Tentei conversar, via fone, com ISRAEL DIAS NOVAES, a respeito da indicação da Medalha da Constituição para o CORONEL MENDES. Vejo que está muito difícil manter esse contato. Parto então para outro caminho: um contato direto com a Assembléia. Sou atendido por dona YEDA, uma pessoa entusiasmada pelos feitos da revolução. Ela, revoltada, disse que no ano passado não aconteceu a costumeira sessão da Assembléia Legislativa em homenagem ao Movimento Constitucionalista. Irá conversar com algumas pessoas de suas relações, na Assembléia, e pediu para que eu fizesse um novo contato amanhã.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) PAULO MEDINA foi flagrado em escutas feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, afirmando a um rapaz de nome LÉO que facilitaria a sua entrada no concurso para juiz do PARANÁ. A ligação telefônica ocorreu em 17 de novembro passado. Na ocasião, MEDINA disse ter feito contatos com juízes da banca do concurso afirmando que a sua “missão está cumprida”. PAULO MEDINA foi investigado pela PF por suspeita de venda de sentenças no STJ à máfia dos caça-níqueis e que resultou na OPERAÇÃO HURRICANE.

CORAÇÃO MATA O EX-PRESIDENTE RUSSO BÓRIS YELTSIN AOS 76 ANOS. O político russo teve a vida marcada por gafes, mas será lembrado por impedir, em 1991, um golpe contra o então líder soviético MIKHAIL GORBATCHEV.
BÓRIS YELTSIN, que teve papel de destaque no fim da UNIÃO SOVIÉTICA e que se tornou o primeiro presidente eleito da RÚSSIA, morreu hoje, em MOSCOU, aos 76 anos. YELTSIN, que ocupou a Presidência por dois mandatos consecutivos, entre 1991 e 1999, será enterrado amanhã.
Sua morte foi anunciada pelo KREMLIN, que, no entanto, não informou a causa. Mas fontes médicas disseram que YELTSIN morreu às 15:45 horas, no Hospital Clínico Central, em MOSCOU, de insuficiência cardiovascular.
Apesar de controvertido, autor de gafes famosas e envolvido em rumores relacionados a bebidas, YELTSIN vai ser mais lembrado pelos russos por sua atuação em 1991 para impedir um golpe contra o então presidente soviético MIKHAIL GORBATCHEV: de pé em cima de um tanque, diante do Parlamento da RÚSSIA, conclamando a população a impedir a ação de setores radicais.
Líderes mundiais destacaram o papel de YELTSIN em levar liberdade e democracia à RÚSSIA, após décadas de regime totalitário, e ao impulsionar reformas de mercado que ajudaram a transformar a economia do país.
O presidente VLADIMIR PUTIN, que YELTSIN indicou como seu herdeiro antes de renunciar em 1999, declarou luto nacional no país. “O homem que morreu foi o responsável pelo nascimento de toda uma época. Uma nova RÚSSIA democrática nasceu, um estado livre e aberto ao mundo”.
Já MIKHAIL GORBATCHEV, o último presidente soviético, substituído por YELTSIN, fez uma declaração dúbia: “Expresso minhas profundas condolências à família do morto, em cujos ombros repousam grandes acontecimentos para o bem do país e sérios erros”
Nascido numa família de camponeses nos MONTES URAIS, em 1931, BÓRIS NIKOLAYEVICH YELTSIN cresceu numa cabana de madeira. Em 1985, foi convidado por MIKHAIL GORBATCHEV para comandar o Partido Comunista e combater a corrupção. Uma vez lá, YELTSIN se converteu num líder de uma rebelião cada vez maior contra o regime comunista. Pressionado, deixou o partido em 1990.
Em agosto de 1991, conservadores tentaram dar um golpe, aprisionando o então presidente GORBATCHEV. YELTSIN subiu num tanque e convocou o povo contra os radicais. No final de 1991, a União Soviética deixou de existir e YELTSIN torna-se o primeiro presidente do país.
Sua gestão seria controvertida. Seus últimos anos no poder foram ofuscados por um comportamento errático e pela queda na popularidade devido à crise econômica. Problemas de saúde eram acompanhados por rumores de alcoolismo.

O escritor e jornalista DAVID HALBERSTAM, vencedor do Prêmio PULITZER e conhecido por suas crônicas sobre a Guerra do VIETNÃ, os direitos humanos e o universo dos esportes, morreu em um acidente de carro nesta segunda-feira, aos 73 anos, informou sua mulher, JEAN.
HALBERSTAM, nascido em NOVA YORK, estava no banco do passageiro de um carro que colidiu com outro no sul de SÃO FRANCISCO, de acordo com o CORONEL ROBERT FOUCRAULT, da prefeitura de SAN MATEO. HALBERSTAM trabalhava no livro THE GAME, sobre uma famosa partida de futebol americano entre os times BALTIMORE COLTS e NEW YORK-GIANTS, informou sua mulher. 

2 008     :      -     QUARTA-FEIRA
Muitos comentários em torno do tremor de terra sentido em SÃO PAULO. Interessante é que uma notícia “apaga” outra. Os jornais já não mais colocam o “CASO ISABELLA” na capa, substituindo hoje pelo tremor de terra.
Vamos ter uma movimentação um tanto quanto diferente no MMDC. É que estão programadas para a tarde as reuniões do CONSELHO DELIBERATIVO e CONSELHO SUPERIOR. Quando chego na Sociedade, vou conversar com ROBERTO GONÇALVES, o homem que “inventou” a Caminhada 9 de Julho. Vem acertar comigo o apoio do MMDC para a III CAMINHADA NOVE DE JULHO. Como o CORONEL PM ARRUDA assumiu o Comando do CPI-9 (PIRACICABA), vamos substituir a cidade de AMERICANA por PIRACICABA, já que o ARRUDA tem um apreço todo especial pelo Movimento Constitucionalista de 1932 e, certamente, irá apoiar essa CAMINHADA, aliás, como já apoiou as duas anteriores. CORONEL MENDES comparece nesse momento em que conversamos com o ROBERTO e toma parte nesse assunto.
Meu companheiro de trabalho está muito chateado pela perda de sua carteira de identidade, principalmente porque estavam juntas com a carteira as fotos de seus falecidos pais. Procura contato com a DP no sentido de tirar uma segunda via da carteira.
Enquanto aguardamos a chegada dos conselheiros para a reunião marcada para às 14:30 horas, vou almoçar com VICTÓRIO, CRISTIANO, RONALDO e DANILO. É que também temos assuntos importantes para tratar. Mas não faltam os comentários sobre o tal tremor de terra, cada um tendo a sua versão.
Sob a presidência do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, o Conselho se reúne: vice – GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO; secretário – CORONEL Ref ARY CANAVÓ; PEDRO PAULO PENNA TRINDADE; CARLOS ALBERTO ROMAGNOLI e, como convidados, o GINO STRUFFALDI e o CORONEL PM Ref MÁRIO FONSECA VENTURA. Entre os diversos assuntos tratados, é aprovado o balanço contábil referente ao ano de 2006. O problema financeiro da Sociedade é o assunto principal, pois se vê que poderemos ter problemas de caixa se não tomarmos medidas referentes a pagamentos dos associados. GINO STRUFFALDI é elogiado por todos os presentes pelo seu modo como conduz a presidência da Diretoria Executiva. Falamos sobre o PORTAL DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, que está sendo prometido pela família de dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA e também sobre o projeto BRASIL EM MOVIMENTO, idealizado pelo MILTON FERNANDES (aliás, ele passa pela Sociedade no momento da reunião).
ROMAGNOLI anuncia, comovido, que JANAÍNA EXPÓSITO PINTO, sua sócia no escritório de advocacia, foi aprovada pela OAB recentemente. Ela própria comparece na Sociedade e é cumprimentada por todos nós.
Os presidentes da Diretoria Executiva (GINO), Conselho Deliberativo (CORONEL PM Res JAIRO) e Conselho Fiscal (FERNANDO DAVID) se reúnem no CONSELHO SUPERIOR. O ROMAGNOLI participa como diretor do departamento jurídico. Com outros afazeres, não acompanho o desenrolar dessa reunião.
Vamos deixar a Sociedade depois das 17 horas. O trânsito na Marginal TIETÊ e a Via DUTRA está muito complicado.   
Nesta noite vejo as dezenas de mensagens de meus amigos virtuais. O e-mail mais bonito é o do CORONEL PM MARTINEZ, RITA PAVONE cantando “PIANÍSSIMO”. Uma beleza.
AGUINALDO renovou o “AD PERPETUUM...ATÉ O ÚLTIMO TIRO”. Uma peça teatral digna de elogios. Assisti a sua apresentação, na versão anterior, durante uma apresentação na Câmara Municipal. Estou convidando-o para uma reunião na Comissão Cívica e Cultural na próxima segunda-feira, dia 28. Outros e-mails são do CLAUDOVINO, do PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, da RENATA, do CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e outros. É uma distração que vai até altas horas da noite. 

Uma solenidade no auditório SIMON BOLÍVAR, do MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, nesta noite, marcou o início das comemorações dos 200 anos de criação da Polícia Civil no BRASIL e também o bicentenário do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS, cuja banda sinfônica realizou uma apresentação de gala, abrilhantada pelo Coral da Polícia Civil do Estado de São Paulo e pelos integrantes dos ARAUTOS DO EVANGELHO. O evento contou com a participação de delegados-gerais de todos os Estados brasileiros, capitaneados pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, doutor MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE, delegado-geral de polícia do Estado de São Paulo. O evento contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e teve a presença de 1.600 pessoas.
Pouco antes da solenidade realizada no MEMORIAL, aconteceu no HOTEL BRASTON, a reunião dos chefes de Polícia Civil de todo o País. O encontro abriu o Seminário sobre Tecnologia da Informação e Inteligência Policial nas Polícias Civis. Terá prosseguimento amanhã na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.

O tremor de terra durou apenas cinco segundos ontem, mas foi suficiente para abalar estruturas e tirar o sono de muita gente. No caso mais grave, 20 mil moradores de um bairro de MOGI DAS CRUZES ficaram sem água. Na Capital, foi dia de contar prejuízos. Interfones mudos, rachaduras nas paredes e duas casas interditadas nas paredes foram resultados do terremoto de 5,2 graus na Escala RICHTER. Cerca de 5 mil imóveis tiveram o abastecimento de água interrompido no distrito CÉSAR DE SOUZA, em MOGI DAS CRUZES. Durante o terremoto, parte da adutora que passa na ponte da Avenida JOÃO XXIII, sobre o Rio TIETÊ, se rompeu. Um trecho de 50 metros foi danificado. A equipe do Serviço Municipal de Água e Esgoto começou a trabalhar às 22 horas e terminou às 5 horas. O abastecimento só foi normalizado por volta das 8 horas de hoje.
Entre 21 h e 23 h de ontem, na Capital, os bombeiros registraram 2,2 mil ligações – em dias normais, o número de ligações é de cerca de 450 por hora. Em todo o Estado, foram registradas 4 mil ligações, netre 21 e 23 horas. Não houve vítimas em nenhum dos Estados atingidos pelo terremoto – SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, PARANÁ e SANTA CATARINA.

Não foi a vitória convincente que os torcedores queriam, mas o SÃO PAULO conseguiu ao menos chegar à próxima fase da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. Com uma mãozinha do árbitro, que anulou um gol legítimo do NACIONAL DE MEDELLIN, o TRICOLOR venceu o jogo desta noite por 1 a 0, no MORUMBI.
Como o AUDAX ITALIANO perdeu por 4 a 1 para o SPORTIVO LUQUEÑO, o TRICOLOR garantiria vaga no mata-mata mesmo que fosse derrotado. O SÃO PAULO enfrentará nas oitavas-de-final o NACIONAL, do URUGUAI.

A polícia precisou pedir reforço e improvisar um esquema de segurança para ouvir o depoimento do advogado ANTÔNIO NARDONI e da sua filha, CRISTIANE, respectivamente pai e irmã de ALEXANDRE NARDONI. Uma multidão de curiosos se aglomerou diante do 9º DP (CARANDIRU) aos gritos de “assassino” e “justiça”.
A irmã de ALEXANDRE admitiu ter entrado no apartamento do irmão, logo após o crime, mas negou que tivesse adulterado o local ou lavado a fralda com sangue de ISABELLA, achada pelos peritos em um balde. O pai e a irmã de ALEXANDRE foram ouvidos como testemunhas. O depoimento deles estava entre os quatro que a polícia considerava “imprescindíveis” e provocaram o adiamento da divulgação oficial dos laudos da perícia, para a semana que vem.
O inquérito, de seis volumes e 600 páginas, deve ser encaminhado à Justiça na terça-feira, com pedido de prisão preventiva de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ. Na saída, o VECTRA da família, dirigido por ANTÔNIO NARDONI, foi cercado. Um aposentado de 67 anos, que batia a bolsa no retrovisor do carro, dizendo “vai morrer”, “vai morrer”, foi detido, mas liberado pouco depois.

Foi na frente da mãe que ÂNDERSON ROGÉRIO FÁVARO, de 18 anos, morreu assassinado na noite de ontem, no bairro CIDADE SERÓDIO, em GUARULHOS. A mãe conseguiu escapar dos tiros, mas não evitou a morte do rapaz. Ela contou à polícia que conversava com ÂNDERSON no portão da casa deles quando os assassinos chegaram. O jovem estava sentado no banco do passageiro de seu veículo, um PÁLIO PRATA. Escutava rádio, enquanto falava com a mãe, que estava fora do automóvel.
Dois desconhecidos passaram a pé e, sem dizer nada, atiraram oito vezes na direção do rapaz. A mãe correu para dentro da residência, enquanto o filho era baleado com cinco tiros no tórax, dois nas costas e um na perna direita. Ele ainda tentou correr, mas caiu ao lado do veículo. Não há pistas dos assassinos nem das motivações do crime. O caso foi registrado no 7º Distrito Policial de GUARULHOS.

Na madrugada, era possível ver, a mais de um quilômetro de distância, as chamas resultantes da colisão de dois trens, ambos carregados com combustível, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, a 440 km da capital. Um deles estava em movimento e o outro, parado nos trilhos. O maquinista e o auxiliar da composição que se movia conseguiram saltar antes de as chamas tomarem conta dos vagões.

Silenciado pelo Palácio do Planalto depois de criticar a política indigenista do governo, o GENERAL AUGUSTO HELENO, comandante militar da AMAZÔNIA, foi convidado a depor no Senado sobre demarcações de terra indígenas e a defesa da região. Também serão ouvidos pela subcomissão temporária criada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), MÁRCIO MEIRA, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), BAZILEU ALVES MARGARIDO NETO.

O Planalto vai fechar o cerco às organizações não governamentais (ONGs), na tentativa de coibir biopirataria, influência internacional sobre os índios e venda de terras na floresta amazônica. A primeira providência está no projeto da nova Lei do Estrangeiro, que deve ser enviado ao Congresso até junho. Se aprovado, estrangeiros, ONGs e instituições similares do exterior precisarão de autorização dos Ministérios da Defesa e da Justiça para atuar na AMAZÔNIA.

Ladeado pelos chefes do Executivo, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, e do Legislativo, o senador GARIBALDI ALVES e o deputado ARLINDO CHINAGLIA, o novo presidente do Poder Judiciário, ministro GILMAR MENDES, disse hoje, na solenidade de posse, que a forma como são editadas as medidas provisórias “afeta a construção de um processo democrático livre e dinâmico” no País. MENDES – que considera as MPs necessárias – pede que se encontre “um modelo de aplicação das medidas provisórias”, mas avalia como perigosa a tentação de outros Poderes quererem substituir o direito de o Congresso legislar.

Dia 23 de abril é comemorado pelos corintianos como o dia do padroeiro SÃO JORGE. Sempre há missa e procissão no clube, com torcedores e dirigentes acompanhando a imagem do santo e fazendo pedidos. Hoje não foi diferente. Mas um acidente marcou a data comemorativa. Na hora em que a imagem retornava para a capela do PARQUE SÃO JORGE, caiu do andor e se despedaçou.
O contratempo foi encarado por algumas das 300 pessoas presentes à procissão como um sinal de que a fase do CORINTHIANS continuará ruim. “Nada disso, foi um sinal positivo, de libertação”, rebateu a ex-presidente MARLENE MATHEUS, organizadora da cerimônia.
Nenhum jogador do atual elenco compareceu à missa. BASÍLIO, autor do gol que encerrou o jejum de 23 anos sem títulos paulistas em 1977 esteve presente, assim como o atual presidente, ANDRÉS SANCHES.

O ex-primeiro-minisro britânico TONY BLAIR foi flagrado em um trem de LONDRES sem o bilhete e dinheiro ou cartão de crédito para pagar a passagem, de acordo com informações publicadas hoje pelo jornal britânico “DAILY MAIL”.
BLAIR foi flagrado por um inspetor de bilhetes, quando viajava em um trem que vai até o aeroporto de HEATHROU, onde ia pegar um vôo para os ESTADOS UNIDOS. BLAIR disse que o dinheiro que um assessor lhe dera no dia anterior não estava mais no seu bolso. 

O PAPA BENTO XVI celebrou hoje, na Basílica de SÃO PEDRO, no VATICANO, cerimônia fúnebre em homenagem ao cardeal colombiano ALFONSO LÓPEZ TRUJILLO, morto no dia 19 de abril. O religioso presidiu por 18 anos o Conselho Pontifício para a Família, da Santa Sé. Ele foi sepultado na CAPELA DE SANT´ANA, onde será erguido um monumento em sua honra.

2 009          :           -       QUINTA-FEIRA
O Comandante do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores “Cel PM NELSON FREIRE TERRA” tem a honra de convidar Vossa Excelência para a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – I/09
DATA: 23 de abril de 2009 
HORÁRIO: 10:00 h
LOCAL: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
               Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – BARRA FUNDA.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem a honra de convidá-lo (a) para a Sessão Singela de Posse dos Desembargadores SPENCER ALMEIDA FERREIRA e TASSO DUARTE DE MELO, a realizar-se no dia 23 de abril de 2009 (quinta-feira), às 16 horas, na “Sala Desembargador PAULO COSTA” (Salão do Júri), 2º andar – Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/nº - São Paulo/SP.

O Diário Oficial desta quinta-feira publica as promoções de tenentes-coronéis ao posto de CORONEL e dá as devidas classificações:
23abril2009 - POLÍCIA MILITAR
Decretos de 22-4-2009
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM:
Ten Cel PM 790546-7 Marcos Roberto Chaves da Silva, da PM-4; Ten Cel PM 801121-4 Airton Alves da Silva, do 1º BPChq; Ten Cel PM 780469-5 Jorge Augusto Leme, da APMPMSP; Ten Cel PM 801165-6 Omar Lima Leal, do 46º BPM/I; Ten Cel PM 801164-8 Milton Sussumu Nomura, do 3º BPAmb; Ten Cel PM 84667-8 Antonio César Cardoso, do 4º BPAmb; Ten Cel PM 801141-9 Hélio Verza Filho, do 3º BPRv; Ten Cel PM 801133-8 Erik Hoelz Colla, da PM-6; Ten Cel PM 801142-7 Hervando Luiz Velozo, do 2º BPChq.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção:
Coronel PM 790546-7 Marcos Roberto Chaves da Silva, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-1 (CPA/M-1); Coronel PM 801121-4 Airton Alves da Silva, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-3 “Coronel Feminino PM Hilda Macedo” (CPA/M-3 - Cel Fem PM Hilda Macedo); Coronel PM 780469-5 Jorge Augusto Leme, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-2 (CPA/M-2); o Coronel PM 801165-6 Omar Lima Leal, no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros “Coronel PM Paulo Marques Pereira” (CEIB - Cel PM Paulo Marques); Coronel PM 801164-8 Milton Sussumu Nomura, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-12 (CPA/M-12); Coronel PM 84667-8 Antonio César Cardoso, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (CPA/M-4); Coronel PM 801141-9 Hélio Verza Filho, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-8 (CPA/M-8); Coronel PM 801133-8 Erik Hoelz Colla, no Comando de Policiamento da Capital “Coronel PM José Hermínio Rodrigues” (CPC - Cel PM Hermínio); Coronel PM 801142-7 Hervando Luiz Velozo, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-5 (CPA/M-5).

O evento de ontem deixou-me cansado. Ainda fui copiar o capítulo número 19 da sétima temporada do seriado “24 HORAS” e assistir o filme “O VIAJANTE!, com MARÍLIA PÊRA, já de madrugada. O resultado é que somente depois das 9 horas é que deixo a cama. Vamos conhecer os nove novos CORONÉIS da PMESP, bem como os cargos que irão ocupar. Somente depois das 11:30 horas é que vou para o ponto de ônibus, iniciando a minha viagem para a cidade de São Paulo.
MARINEI leva seu filho à CRUZ AZUL. Chega depois das 13 horas. O CORONEL MENDES telefona da CIDADE UNIVERSITÁRIA. Foi entregar o ofício de outorga da Medalha MMDC para a POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA. Explica que o 1º TENENTE DAVI ACOSTA, do CFAP, deverá vir hoje à Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele organizou uma lista de mais de quarenta pessoas para receber medalha em BOTUCATU, no dia 8 de maio. Nós não estamos aceitando essa iniciativa do tenente, pois foge ao espírito da nossa Sociedade.

Comparecem nesta tarde no MMDC, para entrevistar o presidente GINO duas senhoras encarregadas de elaborar um relatório sobre as atividades culturais da Sociedade, a fim de atender o plano trienal do título de utilidade pública nosso. Durante um bom tempo, numa tarde chuvosa, somos sabatinados por ela. Não posso atender direito o TENENTE PM DAVI ACOSTA, que vem nos visitar. Também um telefonema do CAPITÃO ROSAS fica sem ser atendido. Mas compensa o esforço do GINO em explicar as nossas finalidades, principalmente agora que a própria Prefeitura patrocinou a reforma geral do MMDC.
Por volta das 16 horas o CORONEL MENDES faz nova ligação, do GRANDE ORIENTE, para combinar nossa ida, amanhã, ao 8º DISTRITO NAVAL a fim de assistir a passagem de Comando do VICE-ALMIRANTE TERENILTON SOUSA SANTOS para o VICE-ALMIRANTE ARNALDO DE MESQUITA BITTENCOURT.
Nesta noite, através Internet, cumprimento o CORONEL PM Res FERRANTE BRUNO pelo seu natalício. Ele me responde:
Ventura!
Grato pela lembrança!!
Lembro de sua época aqui em Rio Preto. Nesse tempo eu me encontrava em Araçatuba.
Vim para cá convocado pelo Cel Verlangieri como TCel e logo em seguida fui promovido, fiquei no SCmdo um ano. Em seguida assumi o Cmdo  no qual permaneci por três anos e meio. Nesse período mudei para cá. Passei  o Cmdo e continuo por aqui.
A cidade está muito bonita e oferece muito conforto. Saúde, Educação, Lazer,etc..
Quanto ao Ferraz faz algum tempo que não o vejo. Assim que o vir lhe entregarei o abraço!
Estaremos aqui a sua disposição.
Um abraço!
Alfonso
Um bilhete em tom depressivo digitado no computador é a maior prova de que o advogado e professor de Direito da Universidade de São Paulo, RENATO VENTURA RIBEIRO, de 39 anos, premeditou assassinar o próprio filho de 5 anos e se matar na seqüência, conforme afirma o delegado VIRGÍLIO GUERREIRO NETO, responsável pelo caso. A carta tem 20 linhas. Nela, RIBEIRO refere-se à ex-namorada e mãe do menino, a advogada FABIANE HÚNGARO MENINA, de 37 anos, sempre na terceira pessoa. “A mãe teve coragem de não autorizar a viagem do filho para a DISNEY com o pai”. E termina em tom dramático: “Agora teremos paz e poderei cuidar bem do filho”.l

Um menino de 11 anos morreu hoje durante a aula de natação no Centro Esportivo JOÃO DO PULO, em GUARULHOS. PETERSON VINÍCIUS CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO sofreu um mal súbito logo no início da aula, que começou às 10 horas. Ele foi socorrido por professores do clube e por um salva-vidas e levado com vida ao pronto-socorro, mas não resistiu. O laudo do Instituto de Criminalística deverá esclarecer a causa da morte.

O motorista AILTON GASTALDELLO, de 53 anos, perdeu o controle do seu SIENA após passar mal e atropelou quatro pessoas na Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI, na zona oeste da capital. O técnico de informática, ITAMAR MACEDO SOBRAL, de 22 anos, não resistiu e morreu. As outras vítimas – duas mulheres e um deficiente físico – ficaram feridos. O acidente aconteceu por volta das 14 horas próximo a esquina com a Rua NELSON GAMA DE OLIVEIRA.     

Os ministros do Supremo Tribunal Federal passaram o dia hoje envolvidos em uma “operação panos quentes”. Um dia após o bate-boca no plenário da corte entre o presidente GILMAR MENDES e JOAQUIM BARBOSA, os ministros “bombeiros”, como CARLOS AYRES BRITO e RICARDO LEWANDOWSKI, conseguiram firmar uma trégua. No dia anterior, ao fim da sessão, MENDES e BARBOSA discutiram rispidamente. O presidente do tribunal disse que o colega não “tinha condições de dar lição a ninguém”. Em resposta, o colega afirmou que MENDES “está destruindo a Justiça do País” e afirmou que não deveria tratá-lo como um de seus “capangas do MATO GROSSO”. Nos termos do pacto, os ministros fizeram questão de deixar claro que ambos, BARBOSA e MENDES, erraram. O primeiro por se exceder e ter reações “inadmissíveis” e o presidente do STF por não ter evitado o confronto com um colega. Após a sessão plenária, o esforço foi de não dar apoio a um dos lados.

No dia mais violento no IRAQUE desde março de 2008, dois suicidas detonaram os explosivos que carregavam, em dois ataques separados. Pelo menos 78 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. A carnificina ocorreu horas após o vazamento de um relatório do governo indicando que mais de 87 mil iraquianos morreram de forma violenta desde 2005.
A primeira explosão de hoje ocorreu em BAGDÁ, quando funcionários do CRESCENTE VERMELHO (o equivalente islâmico da CRUZ VERMELHA) distribuíam alimentos a civis xiitas. O segundo atentado foi lançado contra um restaurante na Província de DIYALA, ao norte da capital.
Uma testemunha afirmou que o primeiro ataque, no bairro xiita de KARRADA, em BAGDÁ, foi cometido por uma mulher vestida segundo os padrões islâmicos. Pelo menos 31 pessoas morreram e 51 ficaram feridas após a militante se infiltrar em uma fila de ajuda humanitária. O segundo ataque ocorreu em um restaurante lotado de MUQDADIYAH, na Província de DIYALA, a 90 km de BAGDÁ. Pelo menos 47 pessoas morreram e 59 ficaram feridas na explosão. Entre as vítimas, em sua maioria peregrinos xiitas, estariam 35 iranianos, informo a TV estatal do IRÃ. Estima-se que em 2008 o número de militares americanos mortos foi de 314. O grupo independente iCASUALTIES coloca em 4.275 o número de soldados dos ESTADOS UNIDOS mortos desde o início da guerra, em 2003. Somando as demais baixas da coalizão, foram mortos 4.593 soldados. Em comparação, na guerra do AFEGANISTÃO, iniciada em 2001, 679 militares americanos morreram. Com os demais países da coalizão, o número chega a 1.133.

Como indicavam as pesquisas, o Congresso Nacional Africano venceu fácil as eleições sul-africanas e JACOB ZUMA, líder do partido, será o novo presidente da ÁFRICA DO SUL. No entanto, a grande surpresa foi a votação obtida pela ALIANÇA DEMOCRÁTICA, partido branco liderado por HELEN ZILLE, que se tornou a principal voz oposicionista do país.   

Morre OTTO STUPAKOFF, pioneiro da foto de moda. Suas lentes focaram grandes nomes como o ex-presidente americano RICHARD NIXON, assim como anônimos vietnamitas massacrados nos anos 1960 – o fotógrafo paulistano OTTO STUPAKOFF construiu uma carreira vasta e diversificada, a ponto de ter sido o primeiro profissional a fotografar uma modelo brasileira em um tempo em que a palavra moda nem era balbuciada no BRASIL. STUPAKOFF foi encontrado morto, hoje de manhã, de causa ainda desconhecida, no flat onde vivia, no ITAIM. Estava com 73 anos.
Nascido em SÃO PAULO, em 1935, STUPAKOFF realizou as primeiras fotografias ainda jovem, em 1943. A formação profissional começou de fato em 1953, quando ingressou no curso de fotografia do THE ART CENTER COLLEGE OF DESIGN, em LOS ANGELES, onde estudou durante dois anos. Nesse período, trabalhou como correspondente da revista MANCHETE.
Em 1957, já de volta a SÃO PAULO, montou seu estúdio no qual foi pioneiro nas fotos de moda – ele clicou a pioneira garota de IPANEMA, DUDA CAVALCANTI. Dez anos depois, iniciou périplo pelo mundo, fotografando na EUROPA e ÁSIA até se estabelecer nos ESTADOS UNIDOS, onde se tornou cidadão americano em 1984. Realizou ensaios para revistas de moda como HAPER´S BAZAAR, ELLE e VOGUE PARIS.
Seu faro para as novidades era apurado – em 1958, quando o BRASIL vivia importantes mudanças sociais e políticas, STUPAKOFF registrou um país que deixava de ser arcaico para abraçar o progresso. Captou, assim, o ainda iniciante TOM JOBIM. Discípulo estético de pintores como BALTHUS, ele revelou sua técnica no livro OTTO STUPAKOFF, lançado pela COSAC NAIFY em 2006.

A imprensa do PARAGUAI noticiou hoje que mais duas mulheres entrariam com processo de reconhecimento de paternidade contra o presidente, o ex-bispo FERNANDO LUGO. Assim, subiria para cinco o número de filhos de LUGO, gerados quando ele ainda era bispo católico e deveria seguir o celibato.
Também hoje, DAMIANA HORTENSIA MORÁN, que na quarta-feira, dia 22, declarou ter um filho do ex-bispo, anunciou que formará uma comissão com as outras duas mulheres que afirmam ter filhos com o presidente. A idéia é dar apoio as que dizem ou vierem a dizer, terem crianças de LUGO.
De acordo com DAMIANA, a comissão tem suporte das secretarias da Infância e da Mulher. Mas autoridades negaram e o advogado de LUGO também a desmentiu.
Segundo o jornal “ÚLTIMA HORA”, RAQUEL TORRES, de 33 anos, é mãe da única menina (até agora) que seria filha de LUGO. Parentes dela afirmaram que o pai é um médico cubano. O “DIÁRIO POPULAR” disse que NARCISA DE LA CRUZ tem um filho de LUGO, mas ela nega.
RAQUEL e NARCISA se somariam a BENIGNA LEGUIZAMÓN, DAMIANA e VIVIANA CARRILLO, a única a ter o filho reconhecido: GUILLERMO FERNANDO, de quase 2 anos, acrescentou hoje LUGO ao seu sobrenome.

A brasileira FERNANDA SOARES CORREIA foi morta em BUENOS AIRES, onde morava havia dois anos. O principal suspeito é o namorado com quem ela vivia, um argentino de 28 anos. Depois do crime, ele teria se matado. Segundo o pai de FERNANDA, PAULO SOARES CORREIA, que é pedreiro e mora em PETRÓPOLIS, no RIO DE JANEIRO, o crime teria sido passional. Ele foi informado da morte da filha, ocorrida em 11 de abril, pelo consulado do BRASIL em BUENOS AIRES.      

2 010        >          -      SEXTA-FEIRA
o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de SÃO PAULO, DEPUTADO BARROS MUNHOZ, sentir-se-á honrado com sua presença na Sessão Solene com a finalidade de comemorar o JUBILEU DE PRATA DA ASSOCIAÇÃO DOS INATIVOS PENSIONISTAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO – AIPOMESP que, por solicitação do nobre Deputado SIMÃO PEDRO será realizada em 23 de abril de 2010, às 10 horas, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.”


Vou mais cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC para cuidar dos preparativos para a reunião preparatória para os eventos de 23 e 25 de maio, quando comemoraremos o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. Segue abaixo a Ordem do Dia e a Ata que a CAMILA, Diretora da Comunicação Social elaborou:
ORDEM DO DIA-23/04/2010-INÍCIO 10 HORAS
1.
Lembrança de 71 anos de casado do Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32 –MMDC, Capitão Gino Struffaldi e Sr. Dinorah, no dia 22/04/10.
2.
Lembrança em homenagem a comemoração do aniversário de 33 anos do Dênis, neto do Casal Gino e Dinorah, filho de Aldo Struffaldi, no dia 21/04.
3.
Em abril de 2005, uma ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL colocou na presidência da Diretoria Executiva o CAPITÃO Ref do Exército, GINO STRUFFALDI; na presidência do Conselho Deliberativo o CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA e na presidência do CONSELHO FISCAL o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA. Em 19 de abril, no Comando Militar do Sudeste, em foto abaixo, onde ele abraça o deputado federal, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, que acabava de receber a Medalha do Mérito Militar.
4.
Montagem do Evento dia 23/05 -MAUSOLÉU
5.
Montagem do Evento dia 25/05 – CÂMARA MUNICIPAL
6.
Segurança dos mesmos
7.
Folder Ricardo
8.
Twitter MMDC
9.
Reunião Conselho Cívico
10. Medalhas (Giannocaro, sugestão de condecoração)
11. Orçamento de folders
12. Todos colaboradores e fechamento folder com realizador
13. Twitter MMDC
14. Aniversário 28/04
15. Site MMDC
CONVIDADOS
ATA REUNIÃO 23/04
Presentes
Cap. Gino Struffaldi MMDC – Presidente gstruffa@uol.com.br
Cel. Mário Ventura MMDC – Secretário celmario@gmail.com
Camila Giudice MMDC – Diretora Comunicação camilagiudice@gmail.com
Marcelo Tibúrcio Museu -Colecionador marcelotiburcio@hotmail.com
Cristiane Alves Souza IPT – Responsável pelo Acervo kiu@ipt.br
Ricardo Della Rosa Museu Virtual ricardo@oleola.com.br
José D’Amico Centro de Memória -TRE – SP Josedb01@gmail.com
Caio Ghirardello MAE -USP nghirardello@hotmail.com
TEMAS ABORDADOS
1. Montagem do Evento dia 23/05 – MAUSOLÉU
Foi tratada da cronologia: Solenidade PM, Entrega de Medalha, Peça teatral e exposição de peças no decorrer do evento;
Será combinada a montagem e desmontagem, tanto a segurança e transporte de peças maiores. Verificaremos a estrutura necessária e será entregue ofício para a Polícia Militar nos dar o suporte necessário;
Ficamos de confirmar somente após a resposta da PM a efetivação da exposição e peças, para que se dê o início das ações, prevista para semana de 28/04;
O objetivo é trazer o máximo de jovens possível;
Ao final da reunião, entramos em contato telefônico com o 12º Batalhão da PM, responsável pela área do Ibirapuera para tratar sobre a exposição.
O Ricardo enviará um e-mail na segunda-feira com todos os pormenores para viabilizar a exposição.
A Cristiane também informou que precisa ter o quanto antes a confirmação para a solicitação de peças no IPT.
O Marcelo contribuirá com peças e estrutura de exposição.
O Caio citou a questão de divulgação, no Guia da Folha.
O Tiago Berg contribuiu com cartazes explicativos, muito apreciados, e o Ricardo irá entrar em contato com ele para demais simbologias.
2.
Montagem do Evento dia 25/05 – CÂMARA MUNICIPAL
Já foi solicitado a Banda para tocar na data;
Foi decidido que teremos uma reunião extraordinária com a Cecília Arruda do Cerimonial da Câmara para as tratativas, antes da do dia 04/05.
O D’Amico verificará se consegue a filmagem pela televisão da Câmara; O objetivo é trazer um público que ocupe a capacidade do Salão Nobre da Câmara de aproximadamente 300 pessoas.
3.
Segurança dos mesmos
Foi solicitado pelos expositores o reforço da segurança das peças, e ele também será feito na solicitação para a PM, com um reforço por tratar de material especial.
4.
Folder Ricardo
O Ricardo propôs de utilizar o mesmo folder do 23/05, e fará a arte final e gravará em CD para impressão. Nesse folder o Marcelo também terá o seu logotipo incluído.
O Cel. Ventura aprovou a disposição do folder, e verificaremos se a PM patrocinar, para modificar os logotipos.
Twitter MMDC
Foi apresentado à Sociedade que o MMDC está no Twitter e que já há postagens e este mesmo foi elaborado e está com a manutenção e colaboração do Marcus Vadiletti e da Camila.
6.
Reunião Conselho Cívico
Tratamos da questão que teremos a próxima reunião do Conselho para apresentar nosso trabalho e verificar se conseguimos o apoio.
7.
Medalhas (Giannocaro, sugestão de condecoração)
Segundo a sugestão do Giannocaro, foram indicados os seguintes nomes para condecoração no 23/05:
-Presidente do Centro Acadêmico 9 de Agosto
-Grupo de Escoteiros 9 de Julho
Camila Giudice – Diretora de Comunicação MMDC
Aguinaldo Aavlis – Diretor de Produção – TA Cultural
8.
Orçamento de folders
Verificaremos na reunião do Conselho Cívico da Câmara Comercial de SP se haverá o Patrocínio, ou com a PM, e também foi pedido para enviar ao Murilo do NúcleoRuytemberg para ver se conseguimos o apoio.
9.
Todos colaboradores e fechamento folder com realizador
Falta somente a inclusão do logo do Marcelo Tibúrcio, o do Centro de Memórias do TRE-SP e se fôr o caso do Núcleo Ruytemberg.
10. Aniversário 28/04
Foram todos convidados a retornar para a comemoração do dia dos Aniversariantes do dia 28/04, ocasião que lembraremos do Aniversário da Sra. Dinorah e dos 71 anos de casados do Cap. Gino e Dinorah.
11. Site MMDC
Foi colocado que podemos colocar no site, como forma de lembrança e homenagem a relação de todos os condecorados pelo MMDC.
Sem mais, dou por encerrada a ata, da Reunião que ocorreu em 23/04/2010.
Caso queiram acrescentar algo, o espaço está aberto.
At.
Camila Giudice

Cel. Ventura,
Boa Noite!
Primeiramente devo-lhe dizer que fico extremamente honrada com a indicação que foi feita para a homenagem. Muito obrigada por dar a oportunidade de poder desenvolver um trabalho na qual me realizo e faço com muita paixão e fico satisfeita em saber que gostam dele.
Sabe que pode contar comigo para o que precisar!
Também já fiz a ata da reunião de hoje, mas gostaria de aguardar a resposta do Aguinaldo (sobre a medalha)  para enviar a todos. Lhe envio a ata em anexo, e assim que ele me responder já encaminho. Copiei o sr. na mensagem.
Quanto a festa do dia 28/04, a Marinei me informará do que é necessário e verei o que conseguimos.
Sobre a homenagem para o Gino e a Dinorah, será que conseguimos com algum familiar a foto de casamento deles, ou uma foto bem bonita, pois poderíamos colocar em uma moldura e escrever algo especial e entregar juntamente com flores, e até mesmo gravar um cd com as músicas que eles gostam. O que acha?
Sobre a reunião com a Cecília, podemos agendar para quando? Seria interessante que seja  na semana que vem.
Quanto ao e-mail do Ricardo sobre a indicação da medalha, não sei o que será decidido, mas ele realmente merece pelo trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos com a divulgação, mas isso deixo a critério da Sociedade. Sei que esse assunto está bem delicado, e tenho receio de mal entendidos
Fico a disposição.
Abraços!
Camila

CARÍSSIMO PRESIDENTE
Veja que o assunto medalha é algo muito delicado.
O GIANNOCCARO falou em quatro medalhas.
O RICARDO DELLA ROSA, que está organizando a exposição, presente à reunião preparatória de hoje se manifesta como querendo a medalha também. E ele bem que a merece pelo trabalho excepcional que está realizando. Como fazer? Incluiríamos um quinto nome?
Peço para estudar essa situação com o MENDES. Como o GIANNOCCARO irá patrocinar a compra de quatro medalhas quem financiaria a quinta? Será que o MENDES tem em estoque uma medalha MMDC que poderia ser oferecida ao RICARDO DELLA ROSA?
De: Ricardo Della Rosa Data: 23 de abril de 2010 14:04 ssunto: RE: Reunião - 23/04 - Ordem do Dia Prezados Cap Gino, Cel Ventura, Cel Mendes e Camila
Boa tarde! Após a reunião de hoje de manhã, ficamos combinados que:
1- Na SEGUNDA-FEIRA dia 26 enviarei pela manhã por email ao Cel Ventura um documento descrevendo como será a exposição no Obelisco nos dias 23 de maio e 9 de Julho e o que precisaríamos para viabilizá-la.
Este documento trará de forma objetiva nossas intenções e a lista do material necessário.
 Após isso ficaremos no aguardo do parecer final do Comando da PMESP sobre a viabilidade da exposição.
2- Em relação ao folder, aguardo o seu arquivo em Corel para poder finalizar a arte e deixá-lo pronto para a impressão.
Farei isso aqui na agência e entregarei o CD-ROM com o arquivo final para você mandar para a gráfica.
Gostaria também de aproveitar o momento e em nome do grupo responsável pela exposição, dizer que nos sentiríamos honrados em nos tornar elegíveis a Medalha da Associação, por conta do trabalho que estamos desenvolvendo em prol da memória de 32.
De nossa parte conte com o esforço necessário para fazer um evento memorável. O primeiro de muitos.
Um abraço, Ricardo Della Rosa  Olê Olá Comunicação 11 5102 2737

Amigos / Irmãos do GBB,
Falando na manhã de ontem com a viúva do Amigo Minieri, ao transmitir-lhe o pesar de tantos companheiros que o respeitavam, tive dela a informação de que estiveram prestando-lhe as últimas homenagens o Mercadante, o Mena Barreto e o Santos (pode ser que mais algum tenha estado e eu esteja me esquecendo).
Perguntei-lhe se estava doente e ela me disse que o Minieri tinha uma dilatação do miocárdio que lhe causou uma recomendação médica para não praticar esportes. Que convivia bem com a restrição e era alegre e não tinha nenhum problema. Que ele estava dormindo numa cadeira em uma sala da casa, ao ir chamá-lo para dormir no quarto verificou que estava inerte, portanto, nosso amigo partiu aparentemente de forma serena.
Que Deus o tenha em muita luz e paz.
Abraços a todos.
Corrêa de Carvalho

ESTIMADO JOSÉ
ÓTIMA IDÉIA.
Apenas fica uma interrogação na minha cabeça e, como você sabe, tenho as mãos atadas para trabalhar nesse sentido: será que o Centro Acadêmico XI DE AGOSTO já não recebeu a Medalha MMDC (ela existe desde 1962). No entanto você poderia ver isso para mim no próprio Centro.
Estou trabalhando até essas horas da noite em prol da nossa Sociedade. Fico contente por verificar que você também tem essas mesmas intenções.
Em 23 de abril de 2010 23:55, José D'Amico escreveu:
Prezadíssimo coronel Ventura,
Tudo bem com o senhor ? Rogo que sim.
Antes de mais nada, gostaria de externar a felicidade que tive em estar com o senhor e o capitão Gino na Sociedade, e a oportunidade de conhecer pessoas jovens e interessantíssimas que  tanto poderão contribuir com o proselitismo pró-32. E a sinergia que o senhor provoca, sem nenhuma bajulação, é fato. O senhor conduziu muito bem a reunião com dinamismo e pragmatismo, enjetando ânimo a todos !
Estive pensando... Por que, em vez de homenagear-se a pessoa física do presidente do XI de Agosto, não se homenagear o próprio Centro Acadêmico, como pessoa jurídica ?
O que o senhor me diz ?
Saudações constitucionalistas,
Recruta D'Amico

Novos Soldados Temporários: - A Polícia Militar recebeu o reforço de 2.194 novos Soldados Temporários. A formatura aconteceu na Escola Superior de Soldados “Cel. PM Eduardo Assumpção”, em Pirituba, no dia 23 de abril. Mais de 18 mil inscritos disputaram as vagas. O objetivo do curso, iniciado em 02 de fevereiro deste ano, é a especialização dos Soldados Temporários nas atividades administrativas internas e na guarda do Quartel. Participaram do evento o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, que representou o Governador Alberto Goldman; o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Álvaro Batista Camilo; o Comandante da Escola Superior de Soldados, Cel PM Antônio César Cardoso; entre outras autoridades e convidados.


Na missa de sétimo dia de LAURA MOREIRA BRAGA, seu filho, o cantor ROBERTO CARLOS emocionou mais de 150 pessoas ao cantar “NOSSA SENHORA”, “JESUS CRISTO”, e como não poderia faltar, “LADY LAURA”. A cerimônia ocorreu hoje à tarde na Igreja NOSSA SENHORA DO BRASIL, na URCA. Entre os presentes estava a ex-mulher do cantor, MYRIAM RIOS.  

Após a reunião com a cúpula do PSB que sacramentou o fim de sua candidatura à Presidência, para apoiar DILMA ROUSSEFF, CIRO GOMES disse ter a “sensação” de que JOSÉ SERRA (PSDB) vai ganhar a eleição. Em entrevista ao portal da Internet IG, CIRO afirmou que considera o tucano mais preparado que DILMA pra enfrentar uma eventual crise cambial no futuro. Ele também fez críticas ao presidente LULA – que, para ele, “está navegando na maionese”, sentindo-se “o todo-poderoso” que “acha que vai batizar DILMA presidente”. O “pior” afirmou CIRO, “é que ninguém chega para ele e diz ‘presidente, tenha calma’”. CIRO disse que não se envolverá na campanha: “Não me peçam para ir à TV declarar meu voto”. Em público, LULA não quis comentar as declarações de CIRO. “Estou mudo”, limitou-se a dizer. Mas LULA considerou o elogio a SERRA uma traição e orientou DILMA a não entrar no bate-boca.

O ministro CÉZAR PELUSO assumiu hoje a presidência do Supremo Tribunal Federal dando o recado de que não pautará sua administração de acordo com os anseios da opinião pública, nem mesmo em julgamentos polêmicos que envolvam temas como aborto e união homossexual. “O povo confia que não sejamos perjuros nem vítimas da tentação da onipotência. Nossa autoridade não vem do aplauso ditado por coincidências ocasionais de opiniões nem se inquieta com as críticas mais ensandecidas”, discursou PELUSO na posse, assistida por autoridades como o presidente LULA, os presidentes da Câmara, MICHEL TEMER, e do Senado, JOSÉ SARNEY, e o pré-candidato à Presidência pelo PSDB, JOSÉ SERRA. No discurso, PELUSO deu demonstrações de que terá atuação mais discreta do que a de seu antecessor, GILMAR MENDES, tanto na presidência do STF quanto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O arcebispo do RIO, dom ORANI JOÃO TEMPESTA, saiu de casa hoje às 3:30 horas para a festa de SÃO JORGE e até as 18 horas continuava participando de homenagens ao santo, em vários eventos na cidade. D. ORANI disse que SÃO JORGE “é uma unanimidade também fora da Igreja”. “O carioca tem tantas coisas para enfrentar a violência, dificuldades, agora a questão dos deslizamentos. E forte, não desanima. O exemplo de SÃO JORGE leva as pessoas a terem um desejo de viver melhor suas vidas.” D. ORANI celebrou na Igreja de SÃO JORGE, no Centro, às 5 horas, missa que teve a participação de milhares de fiéis. Em seguida, seguiu em carreata até QUINTINO, na zona norte, para outra missa. À tarde, presidiu missa no FORTE DE COPACABANA. Depois houve uma procissão motociclística até o Centro e outra em SANTA CRUZ, à noite.

“Meu filho tinha um grande defeito: a pele negra.” Esta é a única explicação que a pedagoga ELZA PINHEIRO DOS SANTOS encontra para justificar a morte de seu filho, o motoboy EDUARDO LUIZ PINHEIRO DOS SANTOS, de 30 anos, dentro do quartel da Polícia Militar que funciona nos fundos da delegacia da CASA VERDE, na zona norte. Nove PMs estão presos, acusados de torturar e matar EDUARDO a socos e pontapés.
EDUARDO era o filho caçula de ELZA e do economista e tenente da reserva do Exército JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS. O motoboy morava com a mãe e os dois irmãos na CASA VERDE, a dois quilômetros do local onde seu corpo foi encontrado, no último dia 10. O rapaz havia sido preso próximo à delegacia, por causa de uma discussão. Ele deu entrada no IML, como desconhecido, porque seus documentos sumiram misteriosamente. A família só o localizou na segunda-feira, dia 19, pouco depois de prestar queixa de desaparecimento.  

As obras dos estádios no BRASIL e a preparação em geral para a COPA DE 2014 estão atrasadas em dois anos. Essa é a avaliação feita pela cúpula da FIFA. Publicamente, a ordem é manter o tom diplomático. Mas, longe das câmeras, as críticas são duras. A entidade vai pressionar as autoridades de forma mais contundente depois do Mundial da AFRICA DO SUL, mas as cobranças já começaram. Os dirigentes não entendem como o BRASIL concorreu sozinho para organizar o evento, recebeu a concessão em 2007 e, até agora, as obras ainda estão em sua fase inicial ou nem isso. A publicação do edital de licitação das obras do MARACANÃ foi adiada e SÃO PAULO não sabe onde mandará os jogos. No restante do País, obras estão praticamente paradas.
A entidade máxima do futebol insiste que o BRASIL não tem quatro anos para se preparar, mas apenas três. Isso porque, em 2013, o País terá de usar a COPA DAS CONFEDERAÇÕES como espécie de ensaio geral para o Mundial, um ano depois. JEROME WALCKE, secretário-geral da FIFA, confirmou hoje que “nenhum estádio está pronto no BRASIL para o Mundial”. Criticou algumas vezes o MORUMBI e, agora, se mostra insatisfeito com o projeto de reforma do MARACANÃ, que terá de ser revisto. A FIFA e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vão se reunir em breve para rediscutir o caso.

Responsável pelo policiamento no encontro SANTO ANDRÉ x SANTOS, o TENENTE-CORONEL PM ALMIR RIBEIRO, Comandante do 2º BPChq, afirmou que 172 policiais estarão na parte interna do estádio e outros 60 do lado de fora – 30 em cavalos e mais 30 em motos. Além disso, 120 PMs e outras 60 viaturas do 23º Batalhão estarão nos arredores do PACAEMBU. “Não tenha dúvida que esse número seria maior de fosse um clássico”, contou o TENENTE-CORONEL PM LIMA, que cuida do policiamento da região.
Com o SANTO ANDRÉ na final, a história é diferente – e a preocupação dos responsáveis pela segurança muito menor. “São torcidas que não têm históricos de violência”, disse o TENENTE-CORONEL PM ALMIR. 

Bastavam a HARLEY-DAVIDSON e os amigos para CARLOS AUGUSTO COELHO pegar a estrada. Com um grupo de 30 pessoas, conhecido como VMDB, ele conheceu lugares como PORTO SEGURO, BRASÍLIA, CAMPO GRANDE e PUNTA DEL ESTE, em cima de sua moto.
Uma das viagens mais marcantes para ele foi há nove anos, quando o grupo se reuniur pela primeira vez. Destino: EUROPA. Em 15 dias percorreram cinco países. Com 25 motocicletas percorreram cinco países. Com as motocicletas, total de 25, e com dificuldade para abastecer, o grupo acabou se perdendo na ITÁLIA, mas conseguiu se reencontrar.
Formado em Direito e empresário no ramo da construção civil, ele ganhou a primeira motocicleta de seu pai aos 18 anos. Faleceu hoje, aos 48 anos.

O imigrante japonês SHUNKI NISHIMURA, um dos maiores empresários do agronegócio do País, começou a vida em POMPEIA fazendo canecas de lata, manualmente. Ainda na década de 1960 comprou uma máquina para aplicar agrotóxico nas plantas. Sempre à frente, em 1964, acreditou no plástico, que ainda não era muito utilizado. Em 1979, lançou a primeira colheitadeira de café, a JACTO K-3. Hoje seu grupo conta com 3 mil empregados e fatura um bilhão de reais. Apesar dos altos números, a sua menina dos olhos era a Fundação SHUNJI NISHIMURA DE TECNOLOGIA, que tinha como ideal formar gente qualificada para trabalhar com agricultura no BRASIL. Faleceu aos 99 anos neste dia 23.

Pelo menos 60 pessoas morreram e 118 ficaram feridas em uma série de atentados em diferentes localidades do IRAQUE hoje. Só em BAGDÁ foram 13 explosões – a maior parte dirigida contra a comunidade xiita, que está no poder no país desde a invasão americana, em 2003. Os ataques foram uma represália à morte de três importantes líderes da organização terrorista AL-QAEDA, de origem sunita, na semana passada, numa operação das forças de segurança do IRAQUE apoiada pelos ESTADOS UNIDOS.    

BRET MICHAELS, o participante de reality shows e líder da banda POISON foi internado em estado grave nesta sexta-feira após uma hemorragia cerebral. Uma fonte afirmou à agência REUTERS que o músico foi levado de madrugada para o hospital, queixando-se de fortes dores na cabeça. Os médicos diagnosticaram uma forte hemorragia cerebral. “Há várias informações incorretas sobre as condições de MICHAELS. Ele continua em situação crítica em um hospital que não revelaremos. Está fazendo testes e daremos novas informações nos próximos dias”, disse o assessor do roqueiro em entrevista a um site.
MICHAELS ficou famoso como líder da banda POISON nos anos 1980 e depois estendeu sua fama com uma participação no filme NO CORREDOR DA MORTE. Mais recentemente, foi estrela de duas temporadas do reality show ROCK OF LOVE, do canal VH1.

2 011         :        -         SÁBADO DE ALELUIA
Muita tranqüilidade em casa. Podemos elaborar, sossegadamente, os trabalhos dos meus arquivos, colocando em dia as digitalizações dos últimos dias. A leitura dos jornais deste sábado também é feita pela manhã, sem atropelos.

Enfileirados no muro, sete bonecos já atiçavam a ira de moradores do CAMBUCI, Centro, meia hora antes da malhação do JUDAS – tradição católica para o Sábado de Aleluia. Este ano, políticos dividiram os tapas com personagens das páginas policiais no tribunal da RUA LAVAPES.
“Vagabundo, desgraçado. Deixa ele só para crianças baterem.” As palavras eram para WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA, que matou 12 alunos da escola em REALENGO (RJ). Além dele, estavam representados o médico ROGER ABDELMASSIH, descrito pelos moradores como “o doutor que dopava e estuprava as pacientes” e o ex-policial militar MIZAEL BISPO DOS SANTOS, acusado de matar a advogada MÉRCIA NAKASHIMA.
Diante da galeria de assassinos midiáticos, um se perdeu e pedia auxílio antes de começar a bater. “Quem é a moça? A gente tem que saber se merece”, disse um que não identificou LUCIENE SANTANA, que matou a filha do amante em um hotel no RIO DE JANEIRO.
Outro desconhecido pela multidão, mas que não escapou da fúria, foi ANANIAS DOS SANTOS, suspeito pelo assassinato de duas irmãs em CUNHA, no final de março. Cerca de 50 pessoas participaram da brincadeira. Um dos organizadores da malhação, MANOEL SOUZA, conta que dois Judas foram poupados, o ex-presidente LULA e a presidente DILMA.

Uma enorme faixa estrategicamente colocada no tobogã do PACAEMBU fazia uma homenagem da FIEL ao dia do padroeiro do CORINTHIANS. E não faltaram no estádio rezas e pedidos de melhor sorte ao “santo guerreiro”. Pelo menos até os 20 minutos do segundo tempo, quando o TIMÃO fez o segundo gol com WILLIAN e retomou a dianteira na partida contra o OESTE. Com a vitória por 2 a 1, o time está nas semifinais do Campeonato Paulista e agora vai enfrentar o vencedor da partida de amanhã entre PALMEIRAS e MIRASSOL.
Quando foram definidos os confrontos das quartas de final todo mundo disse que o SANTOS era o clube grande em pior situação, já que a PONTE PRETA ostentava o status de terror dos times mais poderosos. Mas essa fama toda de nada adiantou. A MACACA parou diante da força do PEIXE, ou melhor, da força de NEYMAR, que hoje desequilibrou a partida e marcou o gol da vitória santista, na VILA BELMIRO, por 1 a 0. O SANTOS aguarda agora o duelo de amanhã entre SÃO PAULO e PORTUGUESA, jogo que irá apontar o próximo adversário. 

Faleceu o crítico de arte PAULO REIS, no Hospital EGAS MONIZ, em LISBOA. Em fevereiro teve uma pneumonia que se complicou e evoluiu par uma tuberculose, aos 49 anos. Um entusiasta da arte. Assim pode ser definido o professor, crítico de arte e curador de várias exposições. Carioca da gema, desde 2005, ele morava em PORTUGAL, mas vivia na ponte aérea entre os dois países. Em 2009 criou, em LISBOA, juntamente com dois amigos, o CARPE DIEM – Arte e Pesquisa, uma instituição instalada no Palácio MARQUÊS DE POMBAL direcionada para a produção e realização de exposições, além da organização de conferências e máster classes. “Arte e Pesquisa é o mote do nosso projeto. Aliar a criação que deriva de um pensamento de arte ao pensamento sobre a própria arte”, costumava definir para amigos os rumos de sua atividade artística. REIS costumava montar trabalhos com entrada gratuita. Afinal, justificava, recebia dinheiro do governo para as realizações. Achava estranho produtores e instituições receberem apoio estatal, cobrarem ingresso e lucrarem. A última grande exposição sob sua responsabilidade foi a “PARALELA 2010”, em SÃO PAULO. Com formação em Comunicação Social e História de Arte, foi professor de teorias de arte e de estética em várias universidades do BRASIL e PORTUGAL. Nos últimos anos tinha uma atividade intensa de curadoria internacional, tendo sido responsável por muitas exposições em diversos países da EUROPA e da AMÉRICA LATINA.  

Presidente da multinacional SONY de 1982 a 1995, o japonês NORIO OHGA ficou conhecido como o principal executivo a levar a empresa para a indústria da música e por comandar a equipe que desenvolveu e popularizou o CD a ponto de ser considerado o pai do produto. Cantor lírico até aos anos 1950, também esteve à frente da compra da COLÚMBIA PICTURES pela SONY e liderou a entrada da empresa no segmento dos videogames. Graças à visão empresarial de OHGA, a SONY liderou esse mercado por anos com o console PLAYSTATION. Aos 81 anos, ele era conselheiro da empresa e morreu de falência múltipla dos órgãos, em TÓQUIO. Nasceu em janeiro de 1930.

Diversas cidades do RIO GRANDE DO SUL, como PORTO ALEGRE, SAPUCAIA DO SUL, IGREJINHA, NOVO HAMBURGO, SÃO LEOPOLDO e VENÂNCIO AIRES, sofreram grandes prejuízos em conseqüência de temporais na madrugada de hoje. Ao menos dez pessoas morreram, entre adultos e crianças. Em NOVA HAMBURGO, três crianças foram soterradas. Em IGREJINHA, uma mulher e uma criança foram vítimas de deslizamento de terra. Mais de 70 mil pessoas ficaram sem energia elétrica e estradas foram bloqueadas. As rajadas de vento superaram 80 km/hora. Árvores e postes foram derrubados, espalhando prejuízos pelo Estado. Em SAPUCAIA DO SUL, um homem morreu eletrocutado enquanto tentava salvar uma pessoa que estava levando choques.

A prefeita de CAMPOS, ROSINHA GAROTINHO, foi expulsa do PMDB. Mulher do deputado federal e ex-governador carioca ANTHONY GAROTINHO, ROSINHA, também ex-governadora, é acusada de fazer campanha para candidatos do PR na eleição de 2010. Em 2009, GAROTINHO deixou o PMDB atacando a direção nacional da legenda, em especial o governador do RIO, SÉRGIO CABRAL. ROSINHA, avisada da expulsão por meio de uma carta, não comentou o episódio. 


Tudo o que os espanhóis queriam era ver uma final caseira do TORNEIO DE BARCELONA. E foram atendidos. O número 1 do mundo, RAFAEL NADAL, entra como favorito diante do compatriota DAVID FERRER, amanhã, a partir das 11 horas. Os dois tenistas se encontraram na semana passada na decisão do ATP DE MONTECARLO. NADAL levou a melhor.
O triunfo na semifinal sobre o croata IVAN DODIG – teve significado especial para o astro espanhol. Além de garantir vaga na final, o resultado representou a 500ª vitória de NADAL na carreira. O “touro”, aos 24 anos, não é o tenista que mais venceu no circuito profissional do tênis (o suíço ROGER FEDERER, terceiro do ranking, tem 767), mas o espanhol se tornou o segundo mais jovem a chegar à marca – BJORN BORG a alcançou aos 23 anos e sete meses.
DAVID FERRER venceu NICOLAS ALMAGRO, na primeira semifinal disputada hoje, que garantiu vaga na decisão. É a terceira final de FERRER em BARCELONA. Ele, que chegou às semis nos últimos cinco anos, foi vice em 2008 e em 2009. Também alcançou as semifinais em 2006, quando parou diante de NADAL.

Soldados sírios abriram fogo hoje contra multidões que participavam de funerais de vítimas do massacre na véspera – que deixou pelo menos 109 mortos, segundo fontes da oposição. ONGs de direitos humanos estimam que pelo menos outras 12 pessoas foram mortas na nova onda de repressão.

Um avião modelo não tripulado PREDATOR dos EUA lançou hoje o primeiro ataque à LÍBIA. O PENTÁGONO confirmou a informação um dia depois que a CASA BRANCA autorizou o uso de drones para ajudar os rebeldes que lutam contra as forças de MUAMAR KADAFI. “O primeiro ataque de um PREDATOR foi realizado à tarde na LÍBIA”, disse um porta-voz da imprensa do PENTÁGONO em um e-mail enviado à agência “FRANCE PRESSE”. O porta-voz, porém, disse que não revelaria o alvo ou a hora precisa do ataque. “Como é prática, não daremos detalhes.” O comando da OTAN já disse que o uso de aviões não tripulados dá a coalizão maior precisão nos ataques aéreos, especialmente em áreas urbanas. “O PREDATOR é capaz de voar mais baixo e identificar melhor os alvos”, afirmou um funcionário da OTAN.  

2 012       :       -       SEGUNDA-FEIRA
O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador JOSÉ POLICE NETO, tem a honra de convidar para a Sessão Solene em homenagem ao DIA DO ESCOTEIRO, instituída pela Lei nº 12.444, e entrega do
PRÊMIO ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO COMUNITÁRIA
Instituído pela Resolução nº 02/03, de autoria do Vereador GILSON BARRETO, no dia 23 de abril de 2012, às 19 horas, no Salão Nobre do Palácio Anchieta (SALÃO NOBRE PRESIDENTE JOÃO BRASIL VITA).

Recebo, em 23 de abril de 2012 MENSAGEM do CORONEL PM TOGNETTI:
Repasso manifestações sobre a grande "encrenca" estabelecida na ADPM...Quem tiver contato com o Cel Picolli, favor comunicá-lo, como pede o Cel Correa Carvalho...
Cc: CBB
Sent: Monday, April 23, 2012 8:18 AM
Subject: Re: [CBB-ninho-de-aguias]'1819' [CBB-]'1813' ADPM (crise grave) TAMBÉM ESTOU NESTA LUTA!
Amigos / Irmãos do GBB, especialmente Publio e Troijo (favor noticiar ao Picolli e aos demais envolvidos)
Estou chegando de uma longa viagem em ônibus (mais de dez horas) e, resolvendo entrar para ver as novidades urgentes, encontro estas estarrecedoras manifestações do sempre Mestre Publio e do Troijo, que encontrei Major em Jaú. as quais fazem desta aparente desgraça a luz no fundo do túnel.
Com a boa vontade e o orgulho que sempre tive de participar da fundação do GDFP (coronel Delfim e toda a "velha guarda" da Gloriosa) e considerando-me eterno devedor de uma homenagem consistente a todos os bravos PM que pertenceram à ADPM num período de grandes glórias para a representação desportiva da já Polícia Militar, passei lá num sábado (muito tempo atrás) e, não encontrando o Presidente Luize, deixei com a atendente um "longo bilhete" (num pedaço de papel de bobina de calculadora) em que lhe propunha a realização do justo resgate dessa memória realmente valiosa.
NUNCA RECEBI RESPOSTA. Estranhei muitíssimo, pois havia conhecido o Luize como Tenente do CCB que, entre 1981-84, ia ministrar instrução de extinção de incêndios no velho CI/CPC (Centro de Instrução do Cmdo Capital) e sempre me pareceu um "oficial educado" (pleonasmo?!) de atitudes respeitosas e de cavalheiro.

Ao comentar a situação com alguns amigos PM, ouvi referências graves a respeito de "manipulação de estatuto" e outras decepcionantes informações, a pior de todas o desvio da ADPM de suas finalidades desportivas, tornando-a uma máquina praticamente pessoal de fazer negócios.
Certa feita, com bons amigos civis, igualmente grandes colaboradores da PM nos tempos dessas atividades desportivas, ouvi de um deles, pessoa de projeção na sociedade, referências altamente negativas aos relacionamentos do citado companheiro, em sua vida pessoal, com repercussão na comunidade civil.
Como não via possibilidade de intervir na questão (sempre tive suficientes afazeres para preocupar-me com prioridade) ainda me mantive até hoje como associado da ADPM, na esperança de algum dia poder fazer algo, que me parece, está chegando agora, com esta gravíssima situação aqui relatada pelo Publio e pelo Troijo.
Esta mensagem está seguindo com cópia oculta para alguns amigos a quem estou pedindo SOCORRO JURÍDICO, mas acredito que seria conveniente o Troijo, Picolli e outros envolvidos entrarem em contato comigo para que possamos fornecer aos citados amigos informações suficientes para que possam efetivamente escolher o melhor caminho para a pretendida ajuda.
Assim como a situação em pauta da CRAZ/APAS, porém infinitamente mais grave, já que distante dos controles naturais da PM, minha permanência como associado sempre foi com a consciência de poder ter o direito de fazer algo, com a união da maioria interessada, para o aperfeiçoamento da ADPM, honrando os fundadores, os que deram lágrimas, suor e sangue em nossa defesa desportiva, e, claro, os que a sustentaram todos estes anos.
Espero que os Amigos / Irmãos, que eventualmente ainda me considerem um "pretendente a ganhador de discussões", percebam, nesta comparação de casos, o espírito com que, honesta e sinceramente, tenho tentado participar dos nossos salutares debates.
Concito a todos que são associados APAS e ainda não ingressaram com suas ações para cessar o desconto da CRAZ, que, à vista da situação estarrecedora da ADPM, permaneçam associados CRAZ para fortalecer a nossa luta interiorana por justiça ao interior e à Metrópole!
Acima de tudo, quem ainda é associado à ADPM, ajude-nos a concitar aos demais ainda associados para uma UNIÃO TOTAL EM TORNO DESTA LUTA, com certeza uma das mais graves, MORALMENTE falando, cuja repercussão, se aberta à sociedade, será infinitamente mais deletéria à imagem da Corporação.
Espero que possam acreditar em que estou falando com o coração, absolutamente desarmado de interesses pessoais.
Que o Deus da crença de cada um nos ilumine e fortaleça a nossa UNIÃO, pois os MAIORES PROBLEMAS requerem as MAIORES SOLUÇÕES.
Corrêa de Carvalho 
Em 22 de abril de 2012 23:43, TOGNETTI, Americo <americotognetti@uol.com.br> escreveu:
Repasso manifestação do Coronel NESTOR SOARES PÚBLIO / 58
Não entendo como o Luizi pode fazer isso, e muito mais coisas e ninguém pode fazer nada? O Luizi tem uma academia particular dentro da ADPM e proibe que os Fiscais do CREF adentrem ao recinto para fiscalizá-la!!! Porque a AOPM dá essa permissão e o Luizi não permite a entrada dos fiscais. Hoje sou Conselheiro do CREF e me sinto mal, quando pedem minha ajuda e me sinto limitado a colaborar. Já foi feito até BO a respeito, mas me parece que ele é muito amigo de Delegado. Já sugeri que se dirigissem a Corregedoria da Policia e inclusive tiveram uma reunião também com o Cmt Geral que se prontificou a auxiliar quando fosse necessário, todavia os fiscais lá retornaram pediram o auxilio da PM e não conseguiram, como das outras vezes nem adentrar ao recinto. NÃO DÁ PARA ENTENDER QUE UM IRRESPONSÁVEL DESSES TENHA TANTA FORÇA POLÍTICA ASSIM !!!!
Cel. PM. Nestor Soares PUBLIO (um dos fundadores do Grêmio Desportivo PM, depois da união da Guarda Civil, ADPM !!!!!, fundados na época de nosso saudoso Cel. Delfim Cerqueira Neves.
JORNAL ZERO HORA DO RIO GRANDE DO SUL
Ausência de um símbolo 20/04/2012 | 17h22 - Retirada de cruz missioneira da frente de quartel em Santo Ângelo causa polêmica - Remoção foi vista com estranheza pelos moradores do município
Juliana Gomes
A retirada da cruz missioneira da frente do 1º Batalhão de Comunicações do Exército de Santo Ângelo está gerando polêmica entre a comunidade. Há 18 anos instalada na frente do quartel, a ausência do símbolo foi vista com estranheza pelos moradores do município, cuja identidade cultural está fortemente associada à história da colonização jesuítico-guarani. Segundo o tenente-coronel Luiz Carlos Damasceno, 43 anos, que está à frente dos 660 militares que trabalham no 1º Batalhão de Comunicações, a retirada da cruz é parte de uma reforma do quartel. As mudanças pretendem melhorar a segurança e a acessibilidade. Para isso, um novo portão, exclusivo para pedestres, facilitará o controle da entrada e saída de pessoas. Outra entrada ficará disponível apenas para os ve culos, a fim de evitar possíveis ataques de violência, motivados pela presença de armas, munições e caixas eletrônicos existentes no local. Segundo o tenente-coronel, outra razão para retirar a cruz é garantir a universalidade de credos. — Embora, a fé seja valorizada por nós, o Exército é uma instituição laica e de todos. Se a opção for manter a cruz, teremos que instalar também um símbolo evangélico, outro muçulmano, um espírita e de todas as outras religiões. Além disso, a cruz lembrava um túmulo. Uma daquelas cruzes de beira de estrada, que simbolizam mortes por acidentes de trânsito. Se a cobrança for de que a gente mantenha a cruz missioneira, então todas as empresas da cidade também devem ter uma — argumenta Damasceno. Presente na música, na poesia e na fotografia da região das Missões, a cruz missioneira, também conhecida como cruz de Caravachia, foi trazida para o Rio Grande do Sul pelos padres jesuítas em 1626 durante a colonização do Brasil. Fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola foi um ex-militar que deu uma simbologia religiosa a uma espada usada pelos militares espanhóis durante as cruzadas na Idade Média. Com a missão de ensinar aos indígenas a fé cristã, os religiosos administraram comunidades que receberam o nome de reduções, hoje consideradas os primeiros núcleos urbanos do Rio Grande do Sul. A partir das reduções, a Espanha pretendia tomar posse das terras ocupadas pelos indígenas. Para a professora do curso de história da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Nadir Damiani, o simbolismo da cruz extrapola a religião. — A região das Missões é conhecida nacionalmente pela cruz missioneira. É uma referência à origem do nosso povo, à nossa história. A simbologia cultural é mais presente do que a religiosa, neste caso — explica. A pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil Cláudia Patrícia Pacheco questiona a decisão dos militares. — Por que retirar Cristo da frente do quartel? A cruz missioneira não representa apenas Jesus, um nome maior do que qualquer religião. A presença dela serve como questionamento da nossa história, da nossa postura como sociedade. Na minha opinião, mais cruzes missioneiras deviam ser erguidas em todos os lugares — opina.
ZERO HORA

Sent: Monday, April 23, 2012 10:33 PM
Subject: Re: reunião com presidente
PEÇO NOVAMENTE SUA INTERFERENCIA PARA ENVIAR A TODOS OS ENVOLVIDOS A SEGUINTE MENSAGEM. CONFORME ESTABELECIDO DURANTE TODO O DIA DE HOJE, PROCEDEMOS A TODAS AS MEDIDAS JUDICIAIS POSSÍVEIS PARA A SOLUÇÃO IMEDIATA DA QUESTÃO DOS BLOQUEIOS OCORRIDOS NAS CONTAS DOS CO-EXECUTADOS NO PROCESSO DA ADPM. INDEPENDENTE DA ADPM ESTAR DISPOSTA A DEVOLVER OS VALORES BLOQUEADOS A FIM DE NAO CAUSAR PROBLEMAS A NENHUM DOS CO-EXECUTADOS E NADA OBSTANTE NAO TENHA TIDO QUALQUER RESPONSABILIDADE PELA INCLUSÃO DAQUELES NO PROCEDIMENTO JUDICIAL, DETERMINOU QUE ENVIDASSEMOS TODOS OS ESFORÇOS PARA A SOLUÇÃO IMEDIATA DA QUESTÃO, NA ESFERA JUDICIAL. ASSIM, NESSE DIA, COMPROVAMOS NO PROCESSO A GARANTIA PELA ADPM DA DÍVIDA EM QUESTÃO, COM O EFETIVO DEPÓSITO POR BLOQUEIO AUTORIZADO NA CONTA CORRENTE DESTA, EM RAZÃO DO QUE O JUIZ DA CAUSA, A NOSSO PEDIDO, JÁ ESTÁ DESBLOQUEANDO OS VALORES  E AS PRÓPRIAS CONTAS DE TODOS OS ENVOLVIDOS. NO MOMENTO DA CONFIRMAÇ ÃO DA GARANTIA, ENTENDEMOS OPORTUNO REQUERER NOVAMENTE A EXCLUSÃO DE TODOS OS CO-EXECUTADOS, JÁ QUE O PROCESSO SE ENCONTRA TOTALMENTE GARANTIDO PELA PRÓPRIA ADPM, CUJO PEDIDO SERÁ OBJETO DE ANALISE POR AQUELE MAGISTRADO, O QUE LHES SERÁ COMUNICADO TÃO LOGO TENHAMOS A INFORMAÇÃO. COMO SE VÊ A ADPM ESTÁ SE ESFORÇANDO AO MÁXIMO PARA A SOLUÇÃO DAS QUESTÕES. ACREDITAMOS QUE AMANHA MESMO AS CONTAS ESTEJAM DESBLOQUEADAS E A SITUAÇÃO NORMALIZADA. DRA MARIA ANGELICA DE LIRA RODRIGUES ASSESSORA JURIDICA DA ADPM
Em 23/04/2012 17:58, niuton < niuton60@uol.com.br > escreveu:
Grande Ciapina e demais amigos. Segue novo esclarecimento, vindo da ADPM...Ao que parece, a ADPM está fazendo um bom trabalho jurídico e, mais importante, está atendendo os mais diretamente envolvidos...
Abração
Niuton/Asp70
De: AdvocaciaLiraRodrigues < malirarodrigues@uol.com.br
Para: niuton60@uol.com.br < niuton60@uol.com.br Assunto: Fwd: reunião com presidente Enviada: 23/04/2012 17:49
Peço a gentileza de encaminhar esse novo e-mail aos seus pares.
A novela está ficando cada vez mais extensa!
De: AdvocaciaLiraRodrigues < malirarodrigues@uol.com.br >
Para: airtro < airtro@uol.com.br >
Assunto: Re: reunião com presidente
Enviada: 23/04/2012 17:46
Coronel Troijo
Não posso confirmar nenhuma reunião com os Presidentes sem antes ver a agenda deles.
No que concerne a solução, como já informado, a ADPM já garantiu o débito com um bloqueio judicial no valor total, razão pela qual, foi enviado um pedido ao Juízo para liberação imediata de todas as contas, o que deve acontecer nas próxima horas.
Não sendo atendido - o que se considera praticamente impossível - a ADPM fará a devolução dos valores bloqueados dos co-executados, até a decisão de liberação.
Com a garantia do juízo pela própria ADPM nao há qualquer pendência possível aos co-executados, em razão do que, já estamos, também, requerendo ao juízo a exclusão de todos (novamente).
Peço aguardar novas notícia e repassar esse e-mail, da mesma forma que tem repassado os seus reclamos.
Dra Maria Angélica
Boa tarde,
Solicito uma reunião com o Presidente Luize e Presidente do Conselho Deliberativo na quarta feira,para nos explicar sobre o bloqueio das contas dos Co-reús,sobre o ressarcimento  e quais medidas que o Clube vai adotar para tirar nossos nomes. Os Có reus tenho certeza,compactuam com este pedido e aguardam uma decisão para acionamento. Cel Troijo
Sent: Monday, April 23, 2012 11:24 AM
Subject: A VERDADE DOS FATOS - co autores da adpm
RECEBEMOS POR VÁRIOS AMIGOS A MENSAGEM DO CEL TROIJO AO CEL CIAPINA, PEDINDO QUE FOSSE PASSADA AO GRUPO, NA QUAL CONTA PARCIALMENTE A HISTÓRIA DO BLOQUEIO SOFRIDO POR VÁRIOS MEMBROS PARTICIPANTES DA DIRETORIA E CONSELHOS DA ADPM, ATUAIS E ANTIGOS.
NA REFERIDA MENSAGEM, AFIRMA O CEL TROIJO A EXISTÊNCIA DE "COISAS ERRADAS" NA ADPM E NA PESSOA DO CEL LUIZE, PRESIDENTE DA DIRETORIA.
SEM INFLAMAR DEBATES SEM QUALQUER FUNDAMENTO, CABERIA ÀQUELE OFICIAL APONTAR AS COISAS ERRADAS, DEVIDAMENTE COMPROVADAS, É LÓGICO.
TODAVIA, TUDO NAO PASSA DA REVOLTA NATURAL POR HAVER SOFRIDO BLOQUEIO DE VALORES EM SUA CONTA PESSOAL.
JÁ HÁ ALGUM TEMPO SEGUE ESSA DISCUSSÃO, TUDO PORQUE, A ADPM FOI INCITADA A PAGAR VALORES AO INSS, COM OS QUAIS NAO CONCORDA E USA SEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE DEFESA NA AÇÃO DE EXECUÇÃO MOVIDA POR AQUELE ÓRGÃO, QUE APONTOU COMO CO-AUTORES VÁRIOS ADMINISTRADORES DA ENTIDADE, EIS QUE SE TRATA DE DÉBITO ALEGADO AO LONGO DE VÁRIOS ANOS, INCLUSIVE, ANOS EM QUE A ENTIDADE NAO ERA PRESIDIDA PELO CEL LUIZE, QUE HOJE ARCA COM OS ATAQUES.
DESTACO QUE O CEL LUIZE TAMBÉM É CO-AUTOR NAQUELA AÇÃO, E, IGUALMENTE SOFREU BLOQUEIO EM SUA CONTA CORRENTE, POR CONTA DO AUTORIZADO (E MUITO DISCUTIDO) BACEN-JUD.
DESTACO, TAMBÉM, QUE A ADPM FOI ACIONADA PELO INSS, EM DUAS AÇÕES, SENDO QUE EM UMA DELAS, O VALOR DA AÇÃO ERA DE 8 MILHÕES, CUJO VALOR, APÓS OS DEBATES, SE TORNOU 150 MIL!!!! DAÍ QUE IMPOSSÍVEL SALDAR O DÉBITO SEM DISCUTI-LO SAUDAVELMENTE E À LUZ DA LEI.
O CEL TRUIJO, TODAVIA, EMBORA SE POSSA ENTENDER SUA REVOLTA, NÃO DÁ AOS DEMAIS O RESPEITO QUE GOSTARIA DE TER, JÁ QUE PRETENDEU QUE A ADPM ADQUIRISSE UM IMÓVEL SEU PARA QUE RESOLVESSE A SUA QUESTÃO, SEM, NESSE CASO, SE IMPORTAR COM OS DEMAIS CO-AUTORES.
NO ENTANTO, A DIRETORIA NAO APROVOU A COMPRA, E, INFELIZMENTE, NA SEQUÊNCIA VIERAM OS BLOQUEIOS.
AO TOMAR CONHECIMENTO (NÃO É ESSA ADVOGADA QUE CUIDA DO PROCESSO POR NAO SER TRIBUTARISTA E MUITO MENOS AQUELES TRIBUTARISTAS RECEBERAM MAIS DE 1 MILHÃO PARA A AÇÃO), A ADPM IMEDIATAMENTE ENVIOU MENSAGEM A TODOS INFORMANDO QUE IRIA SOLUCIONAR A QUESTÃO DURANTE ESSA SEMANA, CONFORME MENSAGEM ABAIXO, JÁ DISPONIBILIZANDO MEIOS PARA TAL.
E, NADA OBSTANTE, A MENSAGEM DA ADPM TENHA SEGUIDO A TODOS NO HORÁRIO DAS 11:19, POR VOLTA DAS 16:00 HS FORAM ENVIADAS AS MENSAGENS "AGITANDO" OS DEMAIS, QUE HORA, TAMBÉM RECEBEM A PRESENTE.
TUDO ESCLARECIDO, REAFIRMAMOS, QUE POR ORDEM DO CEL LUIZE, PRESIDENTE DA DIRETORIA DA ADPM, A QUESTÃO SERÁ SOLUCIONADA IMEDIATAMENTE.
NADA HÁ DE ERRADO, MUITO MENOS ESCONDIDO. APENAS SE EXERCITA O DIREITO CONSTITUCIONAL DE AMPLA DEFESA, LEMBRANDO, QUE SE O CEL LUIZE TIVESSE MANDADO PAGAR O EXTORSIVO DÉBITO APONTADO QUE SERIA NA REALIDADE MUITÍSSIMO MENOR, CERTAMENTE ESTARIA SENDO ACUSADO DE MAL ADMINISTRAR AS CONTAS DA ADPM.
ATENCIOSAMENTE
MARIA ANGÉLICA DE LIRA RODRIGUES
Enviada: 22/04/2012 11:19 A ADPM IRÁ RESOLVER ESSA QUESTÃO AINDA ESSA SEMANA. PEÇO A TODOS QUE TIVEREM SOFRIDO BLOQUEIO, PARA QUE ENTREM EM CONTATO COMIGO A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA, PARA QUE POSSA OBTER A DOCUMENTAÇÃO NEESSÁRIA PARA AS PROVIDÊNCIAS. COM O MAJOR PICOLI JÁ CONVERSAMOS E ESTAMOS PROVIDENCIANDO A SOLUÇÃO. DRA. MARIA ANGELICA DE LIRA RODRIGUES
ASSESSORA JURIDICA DA ADPM
Passo pela PRAÇA DA SÉ ao meio-dia. Chego mais cedo à Sociedade. MARINEI está registrando diplomas de medalhas entregues na antiga Escola de Formação de Soldados (atual Escola Superior de Soldados) de PIRITUBA. Aproveito o tempo para imprimir as páginas do dia 23 de abril. Logo mais terei uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial (15 horas).
Almoço com OLIVEIRA, CARBAIA, MARIO MARGARIDO, SILVA, PASSOS e outros conhecidos do MMDS. Exponho a eles a problemática criada em BURI onde o prefeito indica a Presidente DILMA ROUSSEFF para receber a nossa Medalha CONSTITUCIONALISTA, sem antes passar pelo crivo da Comissão da Medalha e criando difícil problema interno para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, detentora da honraria. O decreto da comenda não foi obedecido. A Comissão da Medalha somente irá se reunir em junho e até lá ninguém pode citar os nomes das pessoas indicadas, para não causar constrangimento futuro. A porcentagem de avaliação nessa consulta fica em 60-% para não outorgar a medalha à DILMA ROUSSEFF face seu envolvimento nos atos subversivos dos anos 60/70, Os outros 40% dos presentes acham que se deva outorgar face o cargo que ela ocupa. Mais tarde isso é discutido no Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Esse percentual não muda muito. Recebo até idéias radicais de alguns conselheiros, que também pertencem à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no sentido de pedirem demissão do quadro de associados caso seja entregue à presidente a honraria. Uma coisa é certa. Todos concordaram que o prefeito de BURI contrariou os artigos de criação da Medalha ao anunciar para quem ela seria concedida. Isso somente poderia ter sido concretizado após a manifestação da Comissão da Medalha. Vejo que a atitude intempestiva do prefeito de BURI prejudicou de algum modo o MMDC. Estão nessa reunião de hoje: FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador; FRANCES DE AZEVEDO, secretária; CORONEL PM PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, HELIODORO, ELÓY GONÇALVES DE OLIVEIRA, HELIODORO, VILMA GAGLIARDI, MARCELO CYPRIANO MOTTA, REZENDE , BIAGINI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, JÁCOMO SPAMPINATO, JOSÉ CORDEIRO NETO,  MIRIAN ITO TANAKA. Além desse difícil episódio criado na região de BURI, discutimos o caso do restauro do Monumento Mausoléu, onde, na data de 10 de abril, foi enviado um ofício pela Associação Comercial solicitando o restauro do mesmo. Também se discutiu o problema da AMAZÔNIA e a exploração indevida de nossas riquezas minerais naquele solo de extensa dimensão. Terminada a reunião, ainda converso com vários dos participantes e retorno à Sociedade para, mais tarde, ir até a Câmara Municipal participar da entrega do Prêmio ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA, nas comemorações do DIA DO ESCOTEIRO.
ATA DA 16ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO CÍVICO E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO-ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2011 / MARÇO DE 2013, REALIZADA EM 23 DE ABRIL DE 2012, ÀS 15 HORAS, NO 11º ANDAR (SALA TS 1-2-3) DO EDIFÍCIO-SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, RUA BOA VISTA, 51.
Sob a presidência do Coordenador Francisco Giannoccaro, realizou-se reunião supra declinada, com a presença dos membros constantes da lista anexa. Justificadas as ausências de: Antonio Augusto Bizarro, Edimara de Lima, Gaetano Brancati Luigi, Maria Cecília Naclério Homem, Nelly Martins Ferreira Candeias, Osmar Garcia Stolagli e Pedro Paulo Penna Trindade. O Coordenador Francisco Giannoccaro dá as boas vindas a todos, especialmente ao representante da Distrital Penha, Francisco Biagini. Colocada a ata anterior em votação, que foi aprovada com a seguinte ressalva solicitada por Maria Cecília Naclério Homem, Onde consta: "as cabeceiras dos rios são muito importantes", alterar para "as cabeceiras dos rios da Amazônia estão em mãos das ONGs estrangeiras". Que no dia 19 do corrente foi comemorado o Dia do Exército tendo o coordenador representado o presidente da ACSP nas solenidades. Edimara de Lima envia texto alusivo, onde consta a Carta a El-Rei de Portugal, 1893, de Moniz Barreto, ora lido pela secretária Frances de Azevedo. Foi enviado ofício ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, solicitando reparos no Mausoléu. Ofício enviado ao presidente da Assembleia Legislativa, para cessão do plenário para a comemoração ao dia 9 de Julho. No entanto, não há condição, eis que estará ocupado. Proposta nova data (2 de julho). Decisão na próxima reunião. Aberta palavra sobre a situação do Mausoléu: Mário Fonseca Ventura participa que houve evento no dia 21 deste mês no Mausoléu. Cerca de 200 pessoas compareceram. Que há muita água por lá. É necessário reparos urgentes. Que conversou com algumas autoridades no dia do evento. Que o novo comandante da Polícia Militar é favorável à Sociedade Veteranos e poderá ajudar. Que, em Buri, será realizado evento sobre os 80 anos da Revolução de 32. Que o prefeito desta cidade pretende outorgar medalha à presidente Dilma Rousseff. Tomou esta decisão sem falar com ele. Que está numa situação difícil, pois não concorda, até porque sequer foi ouvido o Conselho da Medalha. Lauro Escobar: Questiona a razão de a presidente receber a Medalha. O que ela fez para ser galardoada?! A medalha existe para agraciar quem tenha feito algo pela Revolução ou pela Sociedade Veteranos de 32. A medalha é da Sociedade Veteranos e não da Prefeitura. Guilherme Napoleão de Abreu: Que tem esta medalha, pois, há trinta anos lavou a fachada do Mausoléu; possuía empresa especializada. Diz que Dilma Rousseff é a presidente da República, de nossa nação; representa o país. Que não podemos nos apegar a coisas pequenas. Jácomo Spampinato Neto: Concorda com ambos, acrescentando que a presidente assinou a lei 2.420, de 20/Junho/2011, onde insere os nomes de Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo no Panteão de Heróis da Pátria. Mario Fonseca Ventura: acrescenta que esta lei foi feita por um deputado, há tempos. Depois, o Coronel Paes de Lira, hoje deputado, a seu pedido, trouxe à baila tal projeto, culminando com a assinatura. Que os objetivos da Sociedade estão avançando. Inclusive, será feita exposição da Revolução de 32 nos EUA. Eloy Gonçalves de Oliveira: que há de se estar alerta para esta questão de outorga de medalhas. Na ACSP, também, temos a nossa medalha. Que, em ano político, todo cuidado é pouco. Já passamos por situação semelhante e o nosso Conselho da Medalha resolveu na oportunidade. Agora, neste caso, a situação é delicada, eis que já foi participado à presidente. Ou se cancela tudo, ou se deixa como está. Isto não quer dizer que eu concorde. Paulo Tenório: só tenho a acrescentar que o MMDC foi morto por Miguel Costa que é o mesmo comunista de hoje. Francisco Giannoccaro: fala agora como membro do Conselho, não como Coordenador: Pelo fato da assinatura da lei 2.430/2011, pelo espírito democrático, temos que contemporizar. Antonio Rezende: Que participa de alguns Conselhos de Medalhas. Creio que há de se conversar com o Prefeito. Mario Fonseca Ventura: Todavia, já há publicação a respeito no Jornal “O Estado de S. Paulo” deste Domingo. Frances de Azevedo: Que há de se obedecer, atender ao que dispõe os Estatutos da Medalha. Não podemos passar por cima deste, sob pena de rasgá-lo. Ou se cumpre. Ou se cumpre. Não há outra solução. Francisco Biagini: Qualquer presidente pode receber. A medalha é para a presidente, não é para a pessoa Dilma. Há que se falar com o prefeito. Encerrado o assunto, o coordenador agradece a distribuição do Jornal da Academia Cristã de Letras feita por Frances de Azevedo. Que há proposta escrita da professora Edimara de Lima, intitulada: “Jovens Dialogando Sobre 32”, ora lida pela secretária, para jovens escoteiros participarem da celebração dos 80 anos da Revolução de 32. Que uma jovem de 14 ou 15 anos tem um diário escrito durante o período revolucionário. Que falou sobre isto com o editor do Jornal Diário do Comércio, Moisés Rabinovici, que se interessou pelo assunto e pensou em publicar. Envia original para os membros para aprovação. Aprovada tal proposta por unanimidade. Francisco Giannoccaro coloca em discussão a situação dos índios na Amazônia, qual seja, a venda de terras para empresas estrangeiras. Eloy Gonçalves de Oliveira acrescenta que tal está sendo realizada por conta dos chamados créditos de carbono. Tal mercado compensa emissões de gases de efeito estufa pelas grandes empresas poluidoras, principalmente na Europa. Que tais créditos são negociáveis (cotação). Os contratos são feitos com os índios que ficam impedidos de plantar nas terras negociadas durante o acordo firmado no contrato. O indígena recebe dinheiro, nada pode fazer. Que é necessário a intervenção governamental para fiscalizar tais transações. Controlar os créditos de carbono para o uso adequado. Francisco Giannoccaro: Sobre as reservas indígenas, ficamos engessados, sem podermos nos desenvolver. Marcelo Cypriano Motta: A respeito deste assunto do “engessamento” de parte do território nacional por reservas indígenas, quilombolas, etc, uma das linhas que a meu ver mereceriam ser seguido pelo nosso Conselho, já motivado pela participação do General Oliva, estudioso do tema, está posta pela própria ACSP e FACESP, que na pessoa do presidente Rogério Amato, propõem o apoio à Senadora Kátia Abreu, integrante da CNA, por exemplo, na questão do Código Florestal, em artigo publicado no Diário do Comércio, vez que a CNA se dedica à análise estratégica e aprofundada de todos esses assuntos. Antonio Rezende: Que aos fazendeiros, na gestão da administração passada, foram dados direitos possessórios. Alexandre Presto: Na juventude política, quando fazia parte, já sabíamos que a Amazônia é riquíssima em petróleo e minerais. Há muito dinheiro envolvido. Infelizmente, não temos muita ação contra essa situação. Tem um parente que trabalha lá, onde relata absurdos, como o de estradas que foram fechadas e, nós cidadãos, não podemos transitar. O índio recebe milhões de dólares. Para que? O índio não precisa. Ele necessita da terra para viver. Hitler, para quem não sabe, chegou a enviar duzentos soldados alemães para a Amazônia. A empresa irlandesa que comprou uma área equivalente a dezesseis cidade de São Paulo, pagou 120 milhões de dólares (créditos de carbono). Todavia, há riqueza mineral nisso tudo. Patentes de nossas plantas, para fabricar remédios, estão sendo feitas. Quando do governo passado, houve doação de terras (fazendas) para príncipes como crédito de carbono!Na Bahia tal está acontecendo, também. E as ONGs, aí estão, praticando desvios, com objetivos ocultos, enquanto o cidadão vem sofrendo prejuízo atrás de prejuízo. Giambattista Serra di Nervi: à respeito, recomendo que assistam ao filme Xingu, recém lançado, que transparece toda essa problemática. Guilherme Napoleão de Abreu: Que tem feito palestras sobre Bartira, João Ramalho, onde procura alertar sobre a situação e fala, também sobre a miscigenação. Heliodoro Pereira de Sá: Diante de tais colocações, cita “Memórias do Rio Branco”, enviado por Fabio Ralston, onde faz algumas colocações sobre a Política do Brasil em 15.11.1910. Passa às mãos do Coordenador artigo sobre a Amazônia. Francisco Giannoccaro: Há que se tratar, com equilíbrio, tal situação. Não podemos deixar que os índios entrem em nossas propriedades, como os “sem terra” vem fazendo. Que, também, faremos uma reflexão sobre a citação de Heliodoro. Que levará o assunto, ora tratado, a conhecimento da presidência da Casa, prometendo trazer resposta. Jácomo Spampinato Neto: que se pretende a construção de mais sete cidades no Brasil. O problema é financeiro. Dá exemplos, onde algumas cidades pagam mais ao governo federal do que destes recebem. Comunica, outrossim, que sua Distrital vem promovendo concursos junto aos jovens, inclusive o dos “Jovens Eleitores do Futuro”, para sua inserção como cidadão pleno e mais imbuído do espírito cívico. Francisco Giannoccaro: Relata para ocaso de que sua neta de dezesseis anos foi levada a um acampamento dos “sem terra”; também ouviu palestra de um “sem teto” sobre a invasão da USP. Estamos passando por momentos difíceis, por distorção dos valores democráticos. Guilherme Napoleão de Abreu: relata que sua neta escreve para o Diário do Comércio. E foi convidada pela Globo. Ela comunga dos mesmos ideais. É tataraneta de Bartira. Francisco Giannoccaro agradece a todos, encerrando a reunião e desejando animo diante de tais notícias para que possamos fazer algo. Assina a presente juntamente com a secretária Frances de Azevedo.
Francisco Giannoccaro                                                 Frances de Azevedo
Coordenador                                                                Secretária
Antes de deixar o MMDC recebo a visita do COLOMBO. Vem ele tratar de assuntos da UNIFESP – DIADEMA. Isso faz com que me atrase um pouco na ida à Câmara Municipal.
Sou recepcionado pelo Vereador GILSON BARRETO, idealizador do Prêmio Escotista MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA; pelo ÁLVARO TAVARES GOMES DE SOUZA, Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Seção de São Paulo, pelo Professor GABRIEL, pelo Diretor Presidente do GE CRUZEIRO DO SUL, VALTER LIMA. Este coloca em meu pescoço o lenço de escoteiro. Passo a conhecer outros componentes da enorme família escotista e, para surpresa minha, sou chamado a fazer parte da mesa diretora dos trabalhos dessa sessão solene. Não bastassem as surpresas da acolhida que tenho nessa noite, ainda vou receber com emoção o Diploma “PRÊMIO ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA 2012”, junto com outras autoridades desse magnífico movimento escoteiro. Um dos momentos mais emocionantes dessa solenidade é quando chamam a mudinha VITÓRIA, escoteira, para ser homenageada. Recebe calorosa salva de palmas. Uma filha de combatente da Revolução de 32 faz uso da palavra, também emocionando a todos. Prometo a ela condecorar seu pai, “post mortem”, em 9 de Julho.   

DIPLOMA
PRÊMIO ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA 2012

A Câmara Municipal de São Paulo outorga, na presente data, o “Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária” ao presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pelos 80 anos de atividade,
CORONEL POLICIAL MILITAR
MÁRIO FONSECA VENTURA
SÃO PAULO, 23 DE ABRIL DE 2012

GILSON BARRETO
Chefe Escoteiro e Vereador
Diretor do 60º G.E. Cruzeiro do Sul

ÁLVARO TAVARES GOMES DE SOUZA
Chefe Escoteiro Diretor Presidente da Região Escoteira de São Paulo

REGINA MAURA DAENEKAS SOUZA
Chefe Escoteira Coordenadora I.M.
O Diretor Presidente da UEB – PARANÁ, PAULO SALAMUNI, faz um brilhante discurso enaltecendo o que significa o movimento escoteiro. Aprendo muito com a sua palavra.
Também é marcante o encerramento da sessão solene com todos irmanados, dando as mãos, cantando o hino de despedida escotista. Enfim, esse é realmente uma noite diferente. Mas a solenidade acaba tarde, depois das 22 horas, e tenho a restrição da condução de volta para casa. Não posso participar do coquetel e ainda converso com CAETANO DECCARI que, antes, me entregara um bilhete com os seguintes dizeres: “Vivi na região de confronto dos paulistas e legalistas, hoje Município de SANTO ANTÔNIO DA POSSE. Nasci em março de 1924, portanto com 8 anos, em meio aos repetidos tiroteios, inclusive o avião vermelho e canhão na via eu liga CAMPINAS e MOGI-MIRIM e estação da Via Férrea ‘MOGIANA’, CAETANO DECCARI, Avenida MIRUNA, 256, MOEMA.”
Chego na ARMÊNIA já passando das 23 horas.

O cantor PEDRO LEONARDO DANTAS COSTAS, de 24 anos, sobreviveu hoje a uma parada cardíaca. Ele está internado na UTI do Instituto Ortopédico de GOIÂNIA (GO). Seu pai, o cantor sertanejo LEONARDO, afirmou que o rapaz não será transferido para o Hospital SÍRIO LIBANÊS em SÃO PAULO, nas próximas horas. “O caso é bem grave. E nas condições em que o PEDRO está, não há como transferi-lo para São Paulo nas próximas 24 horas”, afirmou. LEONARDO se disse animado com os progressos do filho. PEDRO superou uma febre, mas terá de passar por hemodiálise. O cantor está internado desde sexta-feira. Ele voltava de um show quando sofreu um acidente de carro próximo à divisa entre MINAS e GOIÁS. PEDRO pode ter cochilado ao volante, afirmou um policial rodoviário. Desde 2002, ele faz dupla com o primo THIAGO, filho do cantor sertanejo LEANDRO, morto em 1998.

Após quase dois meses afastada da REDE TV!, HEBE CAMARGO voltou a gravar hoje e se encantou com a presença do médico que a operou, ANTÔNIO LUIZ DE VASCONCELOS MACEDO, na platéia. A ele, deu uma rosa e arrematou com um selinho. HEBE se submeteu em março a uma cirurgia para retirar um tumor na região do intestino. Ela gravou dois programas hoje, um a ser exibido amanhã e outro para 2 de maio. Entre uma gravação e outra, HEBE conversou com os jornalistas e contou que se sente muito bem. “O doutor MACEDO disse que estou zerada”. Ela contou que está usando peruca e os cabelos já estão crescendo.   

Escutas telefônicas da Polícia Federal revelam que o senador DEMÓSTENES TORRES intercedeu diretamente junto a seu colega, AÉCIO NEVES, e arrumou emprego comissionado no governo de MINAS para uma prima do contraventor CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA RAMOS, o CARLINHOS CACHOEIRA. MÔNICA BEATRIZ SILVA VIEIRA, a prima de CACHOEIRA, assumiu em 25 de maio de 2011 o cargo de diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) em UBERABA.

A crise da dívida levou hoje à queda do gabinete da HOLANDA, que não conseguiu aprovar plano de austeridade cujo resultado seria um corte de 16 bilhões de euros e afetaria aposentadorias. Foi o décimo governo da UNIÃO EUROPÉIA a cair em apenas dois anos. Além disso, a ESPANHA anunciou que está novamente em recessão. Os problemas afetaram as bolsas de valores – houve baixa em PARIS (2,83%), FRANKFURT (3,36%), MADRI (2,76%), LONDRES (1,85%), NOVA YORK (2,76%) e SÃO PAULO (1,53%). No BRASIL, o dólar subiu 0,43% e fechou a R$1,881, pouco abaixo da cotação de quinta-feira,quando chegou a R$1,886, a maior desde novembro. Teme-se que a situação na HOLANDA seja vista como um possível precedente contra o pacto fiscal. O socialista FRANÇOIS HOLLANDE, que liderou o primeiro turno da eleição presidencial da FRANÇA, defende uma revisão do acordo.  

O saxofonista THOMAS MARTH, que foi músico de apoio da banda THE KILLERS, morreu nesta segunda-feira em sua casa em LAS VEGAS. Segundo nota do legista, MARTH cometeu suicídio (conforme relato da CNN, matou-se com um tiro). MARTH tinha 33 anos e tocou com a banda nas turnês de 2008 e 2009. Seu sax também pode ser ouvido nos discos SAM´S TOWN (2006) e DAY AND AGE (2008). Era conhecido músico de estúdio de LAS VEGAS e tocou também com grupos como THE BIG FRIENDLY CORPORATION e BLACK CAMARO. Comunicado dos KILLERS dizia haver “uma luz a menos em LAS VEGAS essa noite. Boa viagem, TOMMY”. 

2 013       :        -      TERÇA-FEIRA
LUCINDA demonstra fraqueza nessa gripe que a derrubou ontem. MARLENE a auxilia e cuida da mãe, fazendo-a tomar os remédios nas horas marcadas. Também não estou bem e tenho receio de baquear com o vírus gripal, como aconteceu hoje com o JOÃO GOMES. Ontem, no Hospital Municipal, uma multidão atingida pela gripe tomou conta das dependências do mesmo. Vamos trabalhar no computador, com certas reservas.
Na tarde, muita movimentação no MMDC. O SARGENTO PM CLAUDEMIR PORTILHO traz o Estatuto do Núcleo de Correspondência GUILHERME DE ALMEIDA, criado em OSASCO. Marca já a primeira solenidade do núcleo para o dia 29 de maio, às 16 horas. Em seguida chega o CARLOS HADDAD e traz o livro CRUZES PAULISTAS que será reeditado em julho. Antes passara pelo poeta PAULO BOMFIM e há uma certa euforia por vermos realizado um sonho de alguns anos, com o empenho também do JOSÉ D´AMICO. Nosso presidente do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, encontra-se conosco nesse momento. Recebemos a visita de um antigo conhecido, o escritor VENOLIEL.
Professor ADILSON CÉZAR faz um contato telefônico comigo, ainda preocupado com os acontecimentos que toldaram o horizonte do Núcleo MMDC LESTE, mas que parece estar solucionados. Ele não veio hoje ao Conselho de Honrarias e Mérito e ainda não assinou os diplomas para a entrega de medalhas no dia 26 de abril na Câmara Municipal.
Não tenho contato hoje com o nosso velho amigo OLIVEIRA. Está dando um apoio aos familiares de dona BENE, viúva do SATURNINO, antigo funcionário do Tribunal de Justiça. Muito doente essa senhora foi internada no Hospital SEPACO no final da semana e se encontrava em situação difícil na UTI. Dona BENE é mãe do MARCOS, casado com uma irmã do OLIVEIRA. Essas pessoas são nossas conhecidas desde os anos 1990.
Deveria hoje ir assistir uma sessão solene na Câmara Municipal em homenagem ao DIA DO ESCOTEIRO e entrega do PRÊMIO ESCOTISTA MÁRIO COVAS JÚNIOR DE AÇÃO VOLUNTÁRIA, de autoria do Vereador GILSON BARRETO. No entanto, meu estado de saúde não permite que eu vá, nesta noite, a esse evento.
Em casa, um telefonema do gabinete do vereador TONINHO PAIVA, atendido pelo PAULO CÉSAR, pede para que eu retorne com dona NORMA. Feito o contato, fico sabendo que é idéia do Vereador TONINHO PAIVA colocar uma placa alusiva aos 80 Anos da Revolução Constitucionalista na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Marcamos a data de 1º de Junho para esse acontecimento, numa data em que faremos a entrega das medalhas MMDC a nossos associados.    

O SANTOS vai enfrentar o PALMEIRAS neste sábado, dia 27, na VILA BELMIRO, pelas quartas-de-final do PAULISTÃO, abalado por uma tragédia. O irmão do lateral-direito GALHARDO morreu hoje após um violento acidente de carro na BR 353, em RETIRO DO MURIAÉ, próximo a ITAPERUNA, no RIO. Aos 22 anos, MARCOS GALHARDO dirigia seu veículo quando perdeu o controle e caiu em uma ribanceira. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. GALHARDO viajou para ITAPERUNA logo após ser informado do acidente, à tarde, e o colocou como dúvida para o clássico contra o VERDÃO. A tragédia aumenta o inferno astral pelo qual passa o SANTOS fora de campo. Na semana passada, a avó de PATO RODRÍGUEZ faleceu na ARGENTINA. Na noite de segunda-feira, o presidente LUÍS ÁLVARO voltou a ser internado com problemas cardiorrespiratórios. Há uma semana, MURICY RAMALHO ficou hospitalizado para se curar de uma inflamação no intestino grosso (diverticulite), assim como MARCOS ASSUNÇÃO, de uma forte amigdalite. Se o desfalque de GALHARDO for confirmado para o clássico contra o PALMEIRAS, MURICY deverá promover uma improvisação no setor, pois o outro lateral de origem, BRUNO PERES, ainda se recupera de contusão. MARCOS GALHARDO era jogador do TOMBENSE-MG. Aproveitou que não estava relacionado para o último compromisso de seu time, contra o AMÉRICA-MG, no fim de semana, e viajou para FRIBURGO (RJ), onde vivem seus pais. Na volta para a cidade de TOMBOS (MG) sofreu o acidente. O carro ficou completamente destruído.

Quando o jogador de um time que acabou de ser goleado por 4 a 0 com dois gols irregulares exime a arbitragem de qualquer parcela de culpa pelo resultado, tem-se uma idéia do tamanho da surra sofrida. Foi o que fez PIQUÉ, do BARCELONA, após deixar o gramado da ALLIANZ ARENA, em MUNIQUE. “Acho que não há nada para falar do árbitro. Não creio que ele teve influencia no resultado”, disse, resignado. “Não tenho explicação... Eles foram mais rápidos, mais fortes e jogaram melhor futebol. Passaram por cima da gente”, emendou o zagueiro do time catalão. Eles, no caso, são os jogadores do BAYERN DE MUNIQUE, que não apenas venceram o duelo de ida das semifinais da LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, mas praticamente asseguraram presença na decisão do torneio pela segunda temporada consecutiva – no ano passado, perderam o título para o CHELSEA. Foi um massacre, um rolo compressor em funcionamento por 90 minutos ininterruptos. Ora, prova maior disso é justamente o fato de dois gols ilegais terem passado praticamente despercebidos, tamanho o jogo do time alemão.   

Mais de 30 tiros. Confusão, acidente de trânsito, correria e morte. Um roubo de veículo na zona sul de SÃO PAULO parou o trânsito nesta manhã. Dois suspeitos foram mortos e um ficou ferido após uma troca de tiros com a Polícia Militar, no JARDIM MARAJOARA. De acordo com a Polícia Militar, os três criminosos roubaram um HONDA FIT na região de CIDADE ADEMAR, também na zona sul. Era pouco antes das 7:30 horas. Uma equipe da PM desconfiou dos três ocupantes do carro e deu ordem de parar a eles. Em vão. Os criminosos iniciaram uma fuga em alta velocidade. Quando os suspeitos chegaram na Avenida SARGENTO GERALDO SANT´ANNA, no JARDIM MARAJOARA, o criminoso que conduziu o HONDA HIT perdeu o controle e bateu o veículo em outros três automóveis. Eles ainda tentaram roubar o carro de um motorista, que deu ré e conseguiu escapar. De acordo com relato dos policiais envolvidos na ocorrência, o trio saiu do carro atirando. Dois deles (SÉRGIO DE ALMEIDA SILVA, de 23 anos, e MAURÍCIO SILVA PINTO PASSOS, 20 anos) foram atingidos e morreram. O terceiro suspeito, identificado como DIOGO BANDEIRA GOMES, 24 anos, foi ferido e levado ao pronto-socorro do Hospital PEDREIRA. Uma pistola calibre 380 e dois revólveres, um de calibre 38 e outro de 32, foram apreendidos pelos policiais. A Policia Civil apreendeu armas dos PMs envolvidos na ocorrência. O caso foi encaminhado ao DHPP. O tiroteio bloqueou toda a avenida pela manhã.

O PM CARLOS EDUARDO BORGES foi preso acusado de integrar um bando de ladrões de caixas eletrônicos. Segundo o DEIC, ele era responsável pelo transporte dos criminosos e dos explosivos. A quadrilha foi reconhecida em crime ocorrido em SÃO SEBASTIÃO, no litoral. Outros três suspeitos foram presos. Eles integravam uma cooperativa de ônibus.

Três criminosos armados invadiram o restaurante japonês KAMINARI SUSHI, em PINHEIROS, na zona oeste, e fizeram arrastão na noite de ontem. Liderados por um bandido que aparentava ser menor, o grupo agiu em cinco minutos e ameaçou de morte quem não colaborasse. O grupo dominou oito clientes e ao menos 15 funcionários. Em seguida, recolheu os pertences das vítimas, duzentos reais do restaurante e fugiu em um PÁLIO prata.

Uma mulher de 40 anos atirou nos dois filhos, um de 11 anos e outro de 7 anos, e depois disparou um tiro contra a própria cabeça, ontem, em MIRASSOL. FABIANA CRISTINA DALBIANCO DEL MASCHIO chegou a ser socorrida pela ambulância, mas não resistiu. Ela estava separada do marido há oito anos e tinha depressão. FABIANA mandou que as crianças entrassem nos quartos e atirou na cabeça de uma e depois no rosto de outra. Em seguida, foi até a cozinha e deu um tiro na própria cabeça. Os filhos do casal estão no Hospital de Base de RIO PRETO. O mais novo, E.P.D., está na UTI em estado grave. Ele passou por duas cirurgias, entre ontem e hoje. Ele está com a bala alojada na cabeça. O mais velho, M.P.D., de 11 anos, está na emergência e passa bem. Ele teve uma lesão na nuca e maxilar quebrado. A arma usada nos crimes é do ex-marido de FABIANA, MARCELO DE PAULA DEL MASCHIO, Ele foi indiciado hoje pela Polícia Civil de MIRASSOL por porte ilegal de arma. Em depoimento à polícia, hoje, MARCELO contou que ganhou a arma, uma pistola 365 milímetros, há mais de dez anos, em pagamento de dívidas, e não tinha registro do revólver. Segundo o delegado JÚLIO CÉSAR BUENO VALLE, responsável pelo caso, FABIANA foi até a oficina mecânica de MARCELO uma hora antes do crime e pegou a arma sem o ex-marido saber. Quando MARCELO soube que FABIANA esteve na oficina, ligou para ela, que disse ter ido até o local procurar um brinco. Os vizinhos viram o filho mais velho de FABIANA sair para a calçada pedindo socorro para a mãe, mesmo baleado.

O suspeito do atentado à MARATONA DE BOSTON, DZHOKHAR TSARNAEV, teria contado a interrogadores que as guerras americanas no IRAQUE e no AFEGANISTÃO motivaram ele e seu irmão a realizarem o ataque, informou hoje o jornal “THE WASHINGTON POST”. As mesmas fontes ainda disseram que DZHOKHAR, de 19 anos, e seu irmão mais velho, TAMERLAN, de 26, que morreu após perseguição policial na noite de quinta-feira, não parecem ter sido influenciados por uma organização terrorista estrangeira. TAMERLAN seria o mentor dos crimes e teria aprendido as técnicas usadas nos ataques pela Internet, segundo a rede CNN. O FBI também teria perdido a pista de TAMERLAN. No final de 2010, a agência recebeu um alerta da RÚSSIA de que ele se preparava no DAQUESTÃO e na CHECHÊNIA para se encontrar com extremistas. Em 2011, agentes o interrogaram três vezes, mas meses depois não souberam que ele estava de malas prontas para a RÚSSIA por um simples detalhe de um erro na passagem.


Gases radioativos possivelmente originados de um teste de arma nuclear feito em fevereiro pela CORÉIA DO NORTE foram detectados em 9 de abril, em TAKASAKI, no JAPÃO, a cerca de mil quilômetros de distância. Este pode ser o primeiro indício concreto de que a detonação por parte dos norte-coreanos realmente aconteceu. Por causa da demora na coleta dos gases gerados pela detonação, é impossível saber se a arma testada era à base de plutônio ou urânio, informou a Organização para o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares.

A Embaixada da FRANÇA em TRIPOLI, na LÍBIA, foi atacada, hoje, por um carro-bomba, deixando dois policiais franceses feridos. O veículo carregado de explosivos, foi detonado na frente do edifício, causando significativos danos materiais, segundo autoridades líbias. Em comunicado, o presidente FRANÇOIS HOLLANDE disse que o atentado não afetou somente a FRANÇA, mas “todos os países da comunidade internacional comprometidos com a luta contra o terrorismo”. Já o chanceler da FRANÇA, LAURENT FABIUS, afirmou que o atentado teria sido uma carnificina se tivesse ocorrido horas mais tarde. A ação ocorreu por volta das 7 horas locais (2 horas em BRASÍLIA). “A FRANÇA espera que as autoridades líbias esclareçam por completo esse ato inaceitável para que os responsáveis sejam identificados e levados à Justiça”, acrescentou, em nota, o presidente francês. HOLLANDE disse ainda que um representante da diplomacia francesa viajará a TRÍPOLI para tomar as “medidas necessárias” e garantir o retorno dos guardas feridos à FRANÇA. A explosão provocou um incêndio na entrada da embaixada. Carros que estavam do lado de fora e outras construções de entorno também foram danificadas. Ainda não há detalhes sobre a autoria do ataque, mas a principal suspeita é de participação da AL-QAEDA no MAGREBE ISLÂMICO, ramo da rede terrorista que atua no norte da ÁFRICA.    

2 014    :    -    QUARTA-FEIRA
Nesta manhã recebo um telefonema do MARIANO TAGLIANETTI que ainda lembra dos bons momentos que passamos no dia 21 de abril. Ele, como orador oficial e Diretor Jurídico da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DA LAPA desenvolve intensa atividade em prol da Entidade recém-criada.  
Prezado e dileto patriota MORITZ, bom dia !
Não poderia deixar passar em branco sem agradecer, ao nobre e preclaro amigo a inestimável colaboração que deu para o abrilhantamento da solenidade  de afirmação da recém-fundada "ASSOCIAÇÃO PARANAENSE M.M.D.C. 32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA", da qual é 1º Tesoureiro. O empenho demonstrado em trazer para o nosso convívio o ilustre e preeminente Desembargador LUIS RENATO PEDROSO demonstra SEU elevado espírito de solidariedade à causa abraçada. Cumprimento-o, ainda, por haver sido agraciado com a comenda M.M.D.C., e espero poder contar com sua distinta amizade que é de especial regozijo para minha modesta pessoa.
Receba, nobre MORITZ, minha consideração extensiva a sua distinta família.
Mariano Taglianetti. 

Clique

MarianoTaglianetti





Prezado  e  dileto patriota JOEL LOBO, boa noite !

Não poderia passar em branco, sem menção e agradecimento, a inestimável e prestativa colaboração exercida, por sua nobre pessoa, para o abrilhantamento da solenidade de afirmação da recem-fundada "ASSOCIAÇÃO PARANAENSE M.M.D.C. 32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA". HOMENS QUE DESINTERESSADAMENTE PORFIAM SOLIDARIEDADE EM PROL DE SEU SEMELHANTE, SÃO DE ESPÉCIE RARA, NO MUNDO DE HOJE. ENTRETANTO É SEU APANÁGIO INTEGRAR ESSA GREI.

MUITO OBRIGADO > pela efetiva colaboração. MARIANO TAGLIANETTI.
Tenente preso e condenado por abandonar posto na região de Osasco para ir ao HPM é absolvido em Recurso de Apelação

Mais uma decisão condenatória é reformada em 2ª instância
Após sustentação oral em Recurso de Apelação pelo doutor João Carlos Campanini da Oliveira Campanini Advogados Associados, a douta 1ª Câmara do Egrégio Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, por maioria de votos (2X1), deu provimento ao apelo interposto para reformar sentença condenatória oriunda da 1ª Auditoria da JMESP exarada pelo Conselho Especial de Justiça sob a presidência do respeitado Juiz de Direito Substituto Dr. Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, absolvendo um tenente da PM com o reconhecimento de que o ato cometido não configurou crime algum.
No caso vertente, o oficial, durante turno de serviço no 33º BPM/M, sediado na comarca de Carapicuíba, tomou conhecimento de que a instituição teria aberto concurso interno para o Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros (CBO), mas havia disponibilizado um período extremamente exíguo para a entrega dos exames de saúde, mormente de sangue.
Caso o oficial fosse seguir os trâmites normais do Centro Médico da PM, realizando a coleta de sangue em dia normal, o resultado somente sairia uma semana depois da data prevista para a entrega, restando o candidato desclassificado no concurso. Sendo assim, o oficial realizou contato com uma policial militar que realizava seu plantão no laboratório do HPM no mesmo turno de serviço dele, qual seja, o noturno na escala 12 X 36, sendo que esta lhe afirmou que poderia ajudar no sentido de coletar o sangue naquele horário, processando o exame na mesma hora com resultado imediato.
Sabedor dessa situação, o oficial solicitou ao seu comandante de batalhão a ida rápida ao HPM durante seu turno de serviço, sendo por ele autorizado. Foi assim que, no dia determinado e em horário em que não se haviam ocorrências pendentes ou de gravidade, o oficial se deslocou ao hospital militar, retornando em seguida ao patrulhamento.
Ocorre que durante o deslocamento, o oficial na função de supervisor regional, o há época Cap PM H.P.d.S, do CPA/M-8, resolveu, quando do retorno do oficial, encaminhá-lo ao Plantão de Polícia Judiciária Militar para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito pelo crime de descumprimento de missão, haja vista alegar que havia uma ocorrência pendente de desinteligência na área do batalhão, e o oficial, com sua conduta, havia deixado a tropa acéfala. No local da prisão, o Departamento de Gerenciamento de Crises da OCAA se fez presente com a chegada do Dr. João Carlos Campanini, que, de imediato, confeccionou o pedido de soltura e encaminhou à justiça militar, ocasião em que o oficial foi solto no dia seguinte e o juiz de direito ordenou ao SubCmt PM a apuração da conduta do Cap PM autor da prisão, pelos atos ilegais demonstrados pela defesa do tenente.
Processado perante o CEJ da 1ª Auditoria, o oficial foi condenado à pena de três meses de detenção pelo crime de abandono de posto.
Em recurso defensivo, após longa sustentação oral na sessão de julgamento no Tribunal, o Dr. Campanini conseguiu convencer dois dos três magistrados da câmara julgadora da inocência do oficial, ocasião em que foi reconhecida a inexistência do ato criminoso pela anterior autorização dada pelo comandante do batalhão.
Em que pese o prejuízo suportado pelo tenente com tamanha injustiça, há época dos fatos foi aceita a permanência do militar no concurso interno e atualmente o oficial segue sua carreira no glorioso Corpo de Bombeiros da PMESP.
Participaram do julgamento os juízes: Evanir Ferreira Castilho (Relator), Fernando Pereira (Revisor) e Paulo Adib Casseb (3º juiz com voto vencido)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Oliveira Campanini Advogados Associados – Divulgação permitida, desde que citada a fonte.

Minha ida à Sociedade Veteranos de 32-MMDC é prejudicada por uma ocorrência na zona leste. Uma empresa contratada para obras de instalação de fibra ótica tinha autorização da Secretaria Municipal de Transportes, mas não um mapa correto do subsolo na MARGINAL DO TIETÊ. Resultado: uma tubulação de gás perfurada provoca quilômetros de engarrafamento, que se estende até rodovias de acesso à capital. É uma manhã literalmente explosiva para o paulistano.
Há reflexos também na locomoção de quem andava sem carro. Como o bloqueio se dá na altura da PONTE CRUZEIRO DO SUL, os ônibus têm dificuldade de acessar o Terminal Rodoviário do TIETÊ. A SOCICAM, que administra o terminal, informa que os embarques registram atraso médio de aproximadamente duas horas, já que os ônibus que passam pelo local fechado precisam desviar pela Avenida MOYSÉS ROYSEN.   
Para agilizar a operação, parte da área de desembarque é integrada às plataformas de embarque. Isto porque os bombeiros estão isolando áreas já atingidas pelo mau cheiro. A CET faz a condução dos ônibus que vêm pela pista interditada para as plataformas corretas. Avisos sonoros informam os passageiros que aguardam seus ônibus sobre os atrasos nas partidas.
No ônibus, para passar as mais de duas horas de duração da viagem, leio “REGIÃO HERÓIS DA LAPA” – A HISTÓRIA. Os autores são os tenentes MARCOS ANTÔNIO MARTINS DE LIMA, ORLANDO FRIZANCO e JORGE LUIZ VIEIRA. Os GENERAIS JAIME JOSÉ JURASZEK, JOSÉ CHUQUER RODRIGUES e HAMILTON BONAT colaboraram nesta obra. O TENENTE ANTÔNIO MARTINS DE LIMA é o Presidente do Conselho Deliberativo da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE MMDC-32 E HERÓIS DO CERCO DA LAPA. Foi ele que me presenteou com esse magnífico livro no último dia 21, quando estivemos em CURITIBA. A dedicatória é a seguinte: “Ao ilustríssimo Cel. Ventura com respeito, estima e apreciável consideração. Fraterno Abraço. Ten. MARTINS. 21/04/2014. Na dedicatória da obra consta o seguinte: “ESTE LIVRO É DEDICADO À MEMÓRIA DOS HERÓIS ANÔNIMOS, CIVIS E MILITARES, QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO NOS EVENTOS HISTÓRICOS DA 5ª RM-5ªDE ‘REGIÃO HERÓIS DA LAPA’”.
Leio as 90 primeiras páginas do livro: PRIMÓRDIOS – BRASIL COLÔNIA – BRASIL IMPÉRIO; A CRIAÇÃO DO 5º DISTRITO MILITAR E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA; DA REVOLUÇÃO FEDERALISTA ATÉ A GUERRA DO CONSTESTADO; DO CONSTESTADO ATÉ AS REVOLUÇÕES DE 24 E 30; A REVOLUÇÃO DE 1924 (REVOLTA DOS TENENTES).
Com isso, transformo uma sofrível viagem em uma esplêndida aula de história. Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro MARINEI em situação difícil. Ela está tendo uma crise renal e é obrigada a ir à CRUZ AZUL. Está na Sociedade o WILLIAM MASCARENHAS, que me ajuda no atendimento ao público.
O caso mais complicado é de dona OLINDA. Ela é filha solteira do veterano SEBASTIÃO SATURNINO DE BARROS, mecânico de máquinas na Revolução de 32. Nasceu em 23 de outubro de 1910 e faleceu em 4 de setembro de 1978. Quer dona OLINDA receber a PENSÃO ESPECIAL a que tem direito, mas não tem provas da participação do pai na Revolução. Sabe que ele lutou nas regiões do TÚNEL DA MANTIQUEIRA: CACHOEIRA PAULISTA, LORENA, CRUZEIRO, CUNHA, SILVEIRAS, etc. Vou solicitar ao Presidente do Núcleo de CRUZEIRO, CAPITÃO PM ÂNDERSON LUIZ ALMEIDA SANTOS, que faça uma pesquisa a respeito do veterano SEBASTIÃO.
Logo mais o WILLIAM irá me representar numa sessão solene na Câmara Municipal para a entrega do PRÊMIO MÁRIO COVAS DE ESCOTISMO. Retorno para GUARULHOS depois das 16 horas. O retorno não é complicado.

A COMGÁS numa nota breve, disse que vai iniciar uma investigação para apurar as causas do acidente na sua rede, na MARGINAL TIETÊ, nesta manhã. Sem responder se o mapeamento da rede fornecido para a empresa que fazia a perfuração estava correto, a COMGÁS diz que lamenta os transtornos “Durante todo o período de vazamento a COMGÁS preservou a segurança do local, dos transeuntes e dos clientes da região, que incluem diversos hospitais e indústrias. Nenhum cliente teve o fornecimento de gás suspenso”.

Foi enterrado hoje, no Cemitério SÃO LUÍS, na zona sul, o motorista de ônibus ALVARO PEDROSO, de 55 anos, cujo corpo foi encontrado esquartejado no Cemitério da CONSOLAÇÃO e na PRAÇA DA SÉ. Poucos familiares compareceram ao funeral. Até agora, somente um morador de rua que foi pago para descartar a cabeça da vítima foi preso. A principal suspeita de ser a mandante do crime é uma garota de programa com quem ele mantinha relações.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido hoje apontado como um dos coautores do incêndio que destruiu 26 coletivos em uma garagem da empresa URUBUPUNGÁ, em OSASCO. O adolescente tentou dar entrada em um hospital de BARUERI com queimaduras no braço direito usando um documento falso. Ele não soube explicar os motivos do ferimento aos médicos, que acionaram a PM. Outros dois suspeitos estão foragidos.

O gerente da loja de tintas OSVALDO JOSÉ ZARATINI, de 32 anos, foi morto com pelo menos cinco tiros por PMs da zona sul da capital que confundiram o celular que ele segurava com uma arma de fogo, em CIDADE ADEMAR, ontem. Na verdade, ZARATINI era mantido refém de um criminoso que fugia dos policiais militares após o roubo de uma CAPTIVA junto de outros comparsas. O acusado invadiu a picape do gerente e o fez dirigir em alta velocidade. Foi o próprio irmão da vítima que acionou a PM.
Na Rua GOMES DO AMORIM, o veículo foi cercado. O criminoso saiu atirando pelo lado do passageiro, enquanto ZARATINI, segurando o celular, ainda levantou as mãos aos alto. Ambos acabaram alvejados e foram socorridos ao pronto socorro do Hospital ARTUR RIBEIRO DE SABOYA, mas o gerente morreu durante o caminho. O ladrão segue internado e não corre risco de morte.
Os PMs reconheceram o erro e alegaram que só atiraram porque ZARATINI era suspeito até então e desceu do veículo segurando algo nas mãos. Em nota, a Polícia Militar afirma que instaurou um inquérito militar. As equipes que atenderam a ocorrência foram recolhidas e os autores dos disparos autuados em flagrante delito. A Ouvidoria da PM, no entanto, enviará amanhã pedido ao Ministério Público para que os policiais respondam por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

A Justiça Federal aceitou hoje a denúncia contra o doleiro ALBERTO YOUSSEF, preso na OPERAÇÃO LAVA JATO da PF e acusado de comandar um esquema de lavagem de dinheiro. Além do doleiro, também foram denunciadas outras seis pessoas: LEONARDO MEIRELLES, LEANDRO MEIRELLES, PEDRO ARGESE JÚNIOR, ESDRAS DE ARANTES FERREIRA, RAPHAEL FLORES RODRIGUEZ e CARLOS ALBERTO PEREIRA DA COSTA. Segundo a PF, o grupo é suspeito de lavagem de 444,6 milhões de dólares (ou quase 1 bilhão de reais) entre julho de 2011 e março de 2014. Eles agiam utilizando empresas e fazendo operações fictícias de importação e exportação.

A presidente DILMA ROUSSEFF assinou hoje o MARCO CIVIL da INTERNET durante a abertura do NET MUNDIAL, o encontro global sobre o futuro da governança na web, em SÃO PAULO. O evento reúne representantes de governos, sociedade civil, técnicos e usuários da rede de vários países. Aprovado pelo Senado ontem à noite, o MARCO CIVIL define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e a não discriminação do tráfego de conteúdos.

O Ministério Público da ITÁLIA emitiu parecer favorável à extradição do ex-diretor de marketing do BANCO DO BRASIL HENRIQUE PIZZOLATO, condenado no processo do mensalão e preso na ITÁLIA em fevereiro três meses após fugir do BRASIL. A manifestação foi enviada ao Tribunal de Apelação de BOLONHA no dia 11 de abril, que vai julgar o pedido do governo brasileiro. A informação foi confirmada pela Procuradoria Geral da República hoje. O pedido de extradição foi elaborado pela PGR e entregue ao governo italiano pelo Ministério das Relações Exteriores. No entendimento da Procuradoria, mesmo tendo cidadania italiana, PIZZOLATO pode ser extraditado para o BRASIL. “O tratado de extradição firmado em 1989 entre BRASIL e ITÁLIA não veda totalmente a extradição de italianos para o BRASIL, uma vez que cria apenas uma hipótese de recusa facultativa da entrega. O Código Penal, o Código de Processo Penal e a Constituição italiana admitem a extradição de nacionais, desde que expressamente prevista nas convenções internacionais”, diz a PGR. PIZZOLATO foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato. Ao ser preso em MARANELLONA casa de um parente, o petista tentou enganar a polícia italiana apresentando um passaporte falso.

A Polícia Civil confirmou hoje que DOUGLAS RAFAEL DA SILVA foi atingido por um tiro. Dançarino do programa “ESQUENTA”, ele foi encontrado morto ontem no Morro do PAVÃO-PAVÃOZINHO, no RIO DE JANEIRO. A mãe do jovem, a auxiliar de enfermagem MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, alega que o filho foi torturado e morto por policiais. O laudo do IML mostrou que o jovem morreu por causa de uma perfuração no pulmão. Segundo MARIA DE FÁTIMA, DOUGLAS tinha marcas de cortes, agressões e pisadas de bota. “Tenho certeza absoluta de que ele foi torturado. Ele estava muito machucado. Alguma coisa perfurou ele no tórax e isso causou uma hemorragia interna. Tinha muita marca de bota”, disse a mãe.
De acordo com a REDE GLOBO, DOUGLAS recebeu um tiro, que entrou pelas costas, na região lombar, e saiu pelo ombro. Ele foi atingido quando tentava pular de uma laje para outra. O dançarino teria então caído de uma altura de cerca de dez metros. Depois da queda, ele ainda tentou se levantar.
MARIA DE FÁTIMA só soube da morte do filho por meio de moradores do PAVÃO-PAVÃOZINHO. Ela disse que pessoas da comunidade viram policiais militares fazer um cordão de isolamento ao redor da Creche PAULO DE TARSO, onde o corpo de DOUGLAS foi encontrado, para que ninguém se aproximasse do local.
O comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, CORONEL PM FREDERICO CALDAS, afirmou que houve um tiroteio na comunidade por volta das 22 horas de segunda-feira, dia 21 de abril, mas não foi registrada nenhuma vítima. A PM só tomou conhecimento oficialmente de que havia um corpo na creche por volta das 10 horas do dia seguinte. Ontem, manifestantes protestaram em COPACABANA contra a morte de DOUGLAS. Houve quebra-quebra, tiros e bombas. Um homem foi baleado na cabeça e morreu.           

23 DE ABRIL DE 2015   :   -   QUINTA-FEIRA
O Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Onze, CORONEL PM PAULO DE TARSO AUGUSTO JÚNIOR, em a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Passagem de Comando e Inauguração dos Retratos dos Coronéis PM VICENTE NICOLA NOVELINO, ALFREDO DEAK JÚNIOR e REINALDO ZYCHAN DE MORAES na Galeria de Comandante.
DIA 23 DE ABRIL DE 2015
Horário: 10 HORAS
LOCAL: RUA CANUTO DE ABREU, S/Nº - ANÁLIA FRANCO - SÃO PAULO - SP
Face minha viagem a RIBEIRÃO PRETO, pedi ao CORONEL PM MENDES para me representar nesse evento no CPA/M-11.

De: Australian Consulate <consular.saopaulo@icloud.com>
Data: 23/04/2015 19:36
Assunto: Convite ao Coronel Ventura - almoço Anzac
Para: MMDC <sociedade32@gmail.com>
Cc: 
Prezada Marinei,
É com prazer que oficializo o convite ao Coronel Ventura para participar conosco do almoço do Anzac Day na churrascaria Fogo de Chão, logo após a cerimônia no Obelisco, no dia 25/04/2015.
Será um honra tê-lo como nosso convidado.
Cordialmente,
Milena Carmona | Consular Officer
 Australian Consulate-General
Australian Trade Commission (Austrade)

Recebo, agora cedo, pelo NINHO DAS ÁGUIAS, essa decisão histórica do Deputado Federal CAPITÃO PM AUGUSTO:
Deputado Capitão Augusto acaba de aprovar,na Comissão de Relações Exteriores e Defesa nacional, projeto de sua autoria que permite ao policial militar da ativa eleito retornar para a Polícia Militar e Bombeiros Militares, sem prejuízo de sua carreira ou aposentadoria, após mandato parlamentar.
Veja a íntegra do Projeto:
PROJETO DE LEI Nº 195/15 – do Sr. Capitão Augusto – que “altera o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, que reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal”.
EXPLICACAO DA EMENTA:
Regula as condições de elegibilidade do militar.
PROJETO DE LEI Nº DE 2015.
(Do Sr. Capitão Augusto)
Altera o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, que reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal.
O Congresso Nacional Decreta:
Art. 1º Esta Lei altera o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, que reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, regulando as condições de elegibilidade do militar.
Art. 2º O art. 25 do Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 25……………………………………………………………
§ 1º O militar com menos de dez anos de serviço que for candidato a mandato eletivo será afastado do serviço ativo, ficando agregado enquanto perdurar o pleito eleitoral, e se eleito, no ato da diplomação passará para a inatividade.
§ 2º Na hipótese da alínea “a”, do caput deste artigo, após o término do mandato o militar, a seu requerimento, poderá ser revertido ao serviço ativo, contando-se o tempo de exercício do mandato para promoção por antiguidade, e para recálculo dos seus proventos, se não for integral.”
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICATIVA
O militar devido a sua peculiaridade tem os seus direitos políticos cerceados, inclusive de forma arbitrária, e tem conseguido avanços muitos lentos, como ocorreu com os cabos e soldados, que até 1988 não tinham direito de votar e ser votados, portanto eram cidadãos de secunda categoria.
Hoje, enquanto um servidor público pode ser candidato, ser eleito e exercer o mandato, e ao término do mandato retornar ao serviço público, o militar, não importando quantos anos de serviço tenha, é obrigado a passar para a inatividade, recebendo o salário proporcional, portanto é apenado por tentar exercer um mandato político, e não tem o direito de retornar ao serviço público e complementar a sua aposentadoria.
Essa medida injusta e arbitrária tem se perpetuado por falta de legislação que regule a matéria, e o militar de polícia e de bombeiro é tratado como se fosse um soldado conscrito (serviço militar obrigatório).
Assim, esse projeto vem preencher essa lacuna e democratizar o direito de cidadania dos militares dos estados e do Distrito Federal.
Outro aspecto discriminatório ocorre com o militar que tem menos de dez anos de serviço, que se for candidato é demitido do serviço ativo, uma forma arbitrária de interpretação do texto constitucional.
Quando fazemos a comparação do texto atual da Constituição Brasileira, que se refere a afastamento do militar com menos de dez anos de serviço, com a Constituição anterior, que determinava a exclusão do serviço ativo, é pertinente indagar se, de fato, o afastamento previsto no texto constitucional em vigor tem a mesma natureza jurídica da exclusão, ou se era intenção do constituinte originário que o militar mais moderno, em anos de serviço, fosse excluído do serviço ativo.
Parece soar evidente a incompatibilidade do teor da Carta Política anterior, que falava em exclusão do militar com menos tempo de serviço, em vista do texto atual, que se refere a “afastar-se”. A par disso, há, também, uma diferença de tratamento dado ao militar mais antigo, que, no contexto constitucional anterior afastava-se da atividade, sem perceber remuneração, e, atualmente, é agregado, percebendo remuneração durante o período da campanha eleitoral.
Em razão do que foi exposto, a doutrina já tem se posicionado no sentido de que, com a redação adotada pela Constituição de 1988, a expressão “afastar-se da atividade” não pode ser interpretada como “excluído do serviço ativo”.
Acrescente-se a isso o fato de que o termo afastamento não possui, necessariamente, a acepção de afastamento definitivo. A própria Constituição em vigor trata de outros afastamentos, sempre com a conotação de que sejam temporários. É o que ocorre quando a Carta Magna, no seu artigo 38, trata do afastamento do servidor civil para exercer cargo eletivo, onde, inclusive, somente não se conta o tempo de exercício de mandato eletivo para fins de promoção por merecimento (art. 38, IV, da CF). Aliás, nesse ponto, a Lei Nº 81124 de 11 Dez 1990 deixa bem evidente que não se trata de definitivo o afastamento do servidor para se candidatar, ao normatizar o direito à licença para concorrer a cargos eletivos.
Por essa razão, é possível questionar acerca do exato sentido da expressão “afastamento da atividade”, apontando que ela não se refere, necessariamente, à exclusão do serviço ativo.
Nessa linha, é a posição do Dr ROTH, da Justiça Militar do Estado de São Paulo, após discorrer sobre o emprego do termo afastamento utilizado em outros artigos da Constituição, firma o entendimento no sentido de que o afastamento é, deveras, temporário. O eminente Juiz de Direito da 1ª Auditoria Militar do Estado de São Paulo, assim discorre:
Em todas estas hipóteses, observa-se que o constituinte não usou do termo afastamento como situação definitiva, mas sempre como situação provisória, ora como direito sem cominar qualquer sanção, ora como sanção na hipótese da suspensão das funções. Desse modo, não há como atribuir-se ao termo afastar-se, usado no Texto Maior, o sentido de exclusão usado no Texto precedente. Desse modo, pertinente a questão: Qual seu significado então?Ao meu ver, a situação do militar mais jovem (menos de dez anos de carreira) ao se desincompatibilizar para concorrer ao cargo eletivo enquadrar-se-á na condição de agregado para tratar de assuntos particulares, ou seja, agregação não remunerada, e, passado as eleições, caso eleito, passará para a inatividade de igual modo que o mais velho, caso contrário, poderá retomar à carreira, cessando sua condição de agregado, ou seja, momentaneamente inativo.
A análise histórica, da evolução constitucional brasileira, tende a demonstrar que o constituinte originário, em 1988, não acolheu sem razão o termo “afastar-se do serviço”, deixando de lado a expressão “excluído do serviço ativo”. Daí ser possível entender-se que não se trata de afastamento definitivo. Corrobora essa reflexão a interpretação sistemática da atual Carta Política, que, em outras passagens, não empresta ao afastamento o sentido de situação definitiva ou imutável. Mas não apenas essas formas de hermenêutica, relativas à evolução do direito e à análise de outras definições de afastamento de cargo público contidas na Constituição, conduzem à conclusão de que não se trata de imposição do licenciamento definitivo das fileiras das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares, do militar com menos de dez anos de serviço.
Temos a certeza que esse projeto será aperfeiçoado e ao final teremos uma legislação aperfeiçoada, fazendo justiça a essa categoria especial de agente público.
Sala Sessões, em de de 2014.
CAPITÃO AUGUSTO
Deputado Federal
PR-SP
O cantor, acordeonista e compositor Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro, fundador do Trio Parada Dura, morreu na manhã desta quinta-feira (23), aos 73 anos, em Belo Horizonte. O músico, que estava internado havia dez dez dias devido a complicações causadas pelo diabetes, foi vítima de um infarto.
Único integrante ainda vivo da formação original do trio, Mangabinha foi diagnosticado com a doença no início dos anos 1980 e, desde 2013, quando sofreu uma fratura no pé, não vinha apresentando boa saúde.
Nascido em 16 de março de 1942, na cidade de Corinto, região central de Minas Gerais, ele começou a carreira ainda criança. De família humilde, chegou a trabalhar como boia-fria na juventude no interior do Estado.
A primeira gravação profissional veio apenas em 1970, ao lado da dupla Gino e Geno. Três anos depois, após se mudar para São Paulo e conhecer os músicos Delmir e Delmon, formou o Trio Parada Dura, ícone do acordeão no sertanejo.
Sucesso nos anos 1970 e 1980, principalmente no interior mineiro e paulista, o grupo teve quatro formações diferentes, gravando músicas sobre o cotidiano sertanejo, como "Andorinhas", "Blusa Vermelha", "Castelo de Amor" e "Telefone Mudo". O último álbum, "1000 Motivos", foi lançado em 2013, em parceria com Leone e Leonito.
Além do trabalho com o grupo, Mangabinha também lançou mais de 20 discos discos solos, nos quais se aproximou de outros ritmos populares, como o forró. Entre seus maiores sucessos estão "Furando o Couro", "Nova República" e "Forró Número 2". Ainda não há informações sobre o velório do músico, que deixa esposa, duas filhas e três netos.

No horário das 8:30 horas chega o SARGENTO HERMES, da 5ª CSM (RIBEIRÃO PRETO), dirigindo um veículo que irá me transportar para aquela cidade, onde farei três palestras nesta quinta-feira, conforme idealizou  Juiz RICARDO MONTE SERRAT, presidente do Núcleo MMDC "SARGENTO JOÃO DA COSTA MACHADO".
Quando chegamos na 5ª Circunscrição de Serviço Militar, em RIBEIRÃO PRETO, somos recepcionados pelo CORONEL FLÁVIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, Chefe da 5ª CSM e seus oficiais. Ali já se encontra o Juiz RICARDO BRAGA MONTE SERRAT e convidados para a Palestra que irei proferir. Citamos em destaque familiares do Juiz RICARDO MONTE SERRAT, o doutor CÍCERO GOMES DA SILVA, o doutor FLÁVIO CHÚFALO GUIÃO e o bacharel em Direito PAULO MOTTA MONTE SERRAT.
Após instalado no Hotel de Trânsito da 5ª CSM, vamos almoçar em um restaurante onde o CORONEL FLÁVIO já havia reservado os lugares. São os primeiros momentos da nossa visita a RIBEIRÃO PRETO e somos surpreendidos pela fidalguia dos anfitriões.
No horário das 14 horas, conforme a programação de palestras idealizada pelo Presidente do Núcleo "SARGENTO JOÃO DA COSTA MACHADO", vou proferir "O SENTIDO NACIONAL DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932", com ênfase para a participação do Exército no Movimento.
Sempre sob a sábia orientação do presidente do Núcleo, após a palestra, são condecorados com a MEDALHA MMDC:
Cel. Cav. FLÁVIO ALMEIDA DE OLIVEIRA (Chefe da 5ª CSM, Diretor Institucional do Núcleo de Ribeirão Preto do MMDC, que ligou o Exército às atividades de nossa Sociedade de Veteranos, tornou possível o ciclo de palestras dos dias 23 e 24, inclusive no Tiro de Guerra, providenciando transporte e hospedagem para o conferencista, franqueando, ainda, as instalações da 5ª CSM para as reuniões de nosso Núcleo que, como é sabido, ainda não tem sede própria).
Ao Dr. CÍCERO GOMES DA SILVA (Advogado, decano dos Vereadores brasileiros com trinta e seis (36) anos consecutivos de mandato, dez (10) vezes presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, autor e condutor da aprovação do projeto de Resolução que autorizou a instalação de monumento em homenagem aos heróis ribeirão-pretanos de 32 no saguão da Câmara Municipal, inclusive os integrantes do antigo 3º BC que foram esquecidos no monumento existente na Praça XV de Novembro).
Dr. RUI FLÁVIO CHÚFALO GUIÃO (Advogado, empresário Presidente do Grupo Santa Emília e integrante da Diretoria Executiva do Núcleo Ribeirão-pretano do MMDC, que patrocinou a primeira grande exposição em memória da Revolução Constitucionalista realizada no Shopping Iguatemi, nesta cidade).
PAULO MOTTA MONTE SERRAT (Bacharel em Direito, criador do site do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto a ser inaugurado na 5ª CSM no dia 23, que cuidou da aquisição do software, da aquisição do domínio e do e-mail, estudando e aprendendo a técnica mais avançada de criação de sites, realizando toda a arte, além das filmagens dos depoimentos, para isso viajando a Brasília e São Paulo, despendendo muitos dias em prejuízo de seus estudos para concurso jurídico, tendo, também, dedicado seu talento, tempo e esforço para a criação tanto do Ornato quanto do Diploma de Mérito do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto).
O Juiz RICARDO BRAGA MONTE SERRAT também é condecorado com a MEDALHA MMDC. Ele, idealizou toda a programação para os dias 23 e 24, enaltecendo sobremaneira os trabalhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em todo o Estado de São Paulo, mas não colocou, por problema de ética, o seu próprio nome da lista dos homenageados.

Após a entrega da Medalha MMDC, o Juiz RICARDO MONTE SERRAT surpreende-me com a entrega de um diploma idealizado por ele para agraciar personalidades escolhidas pelo Núcleo "SARGENTO JOÃO DA COSTA MACHADO".
  
DIPLOMA DE MÉRITO SARGENTO JOÃO DA COSTA MACHADO

O Núcleo MMDC Sargento João da Costa Machado confere
ao Excelentíssimo Senhor

CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

esta manifestação de reconhecimento por seu valioso trabalho em favor da representação ribeirão-pretana da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Ribeirão Preto, 24 de novembro de 2014

RICARDO BRAGA MONTE SERRAT
Presidente.
Recebo também, do CORONEL FLÁVIO ALMEIDA DE OLIVEIRA, Chefe da 5ª CSM,
o DIPLOMA DE AMIGO DA 5ª CSM, com os seguintes dizeres:
"O Chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, Ribeirão Preto-SP, tem a honra de outorgar o presente Diploma ao Sr. Cel PM Mario Fonseca Ventura, em reconhecimento as cordiais manifestações de apreço e consideração, bem como a excepcional Palestra ministrada nesta Circunscrição de Serviço Militar, tornando-se merecedor do Título de "Amigo da 5ª CSM"." 
Num roteiro apertado, vamos deixar a 5ª CSM e partimos para a segunda etapa desta tarde. Na sede do CPI/3, aguardam-me o Comandante, CORONEL PM JOSÉ ROBERTO MALASPINA e oficiais das Unidades sob seu comando.
A palestra que faço é direcionada para o Curso de Formação de Soldados da PM e tem inicio exatamente às 16 horas.
Com os seguintes dizeres, o Comandante do CPI-3, recebe a MEDALHA MMDC, por indicação do Presidente do Núcleo MMDC "SARGENTO JOÃO DA COSTA MACHADO":
CEL. PM JOSÉ ROBERTO MALASPINA (Comandante do CPI-3, Diretor Institucional do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto, que ensejou a realização da cerimônia de instalação do Núcleo e foi decisivo para a integração de Policiais Militares à diretoria executiva local, além de apoiar todas as ações posteriores no que toca à participação de seus comandados).
 Recebo, após a palestra, um Certificado das mãos do Comandante do CPI-3, por ter proferido a mesma.
A maratona não pára aí. Despeço-me do CORONEL PM MALASPINA e sua oficialidade e retorno ao Hotel de Trânsito. O Juiz RICARDO MONTE SERRAT é de uma gentileza a toda prova. Ele guia meus passos em todos os eventos em RIBEIRÃO PRETO.
Faço um breve lanche num hotel situado a poucos passos da 5ª CSM e, já o Juiz RICARDO MONTE SERRAT leva-me para o Salão Nobre da Câmara Municipal de RIBEIRÃO PRETO. Ali me aguardam os Chefes dos Grupos de Escoteiros da cidade, bem como seus jovens participantes e seus familiares. Lembro que hoje se comemora, por coincidência, o DIA DO ESCOTEIRO e também o DIA DE SÃO JORTE, patrono dos escoteiros. A palestra é direcionada à participação dos escoteiros na Revolução Constitucionalista de 32.
São condecorados com a MEDALHA MMDC: 
Srs. LUCIANO PEDERSOLI, LANA LIZ PERCE GOMES, SÉRGIO RICARDO DE SOUZA, MÁRCIA REGINA DE FREITAS CORREA, WALKÍRIA PESSOA DE ALMEIDA LOBO e WAGNER FREDERICO BARROS DE ARAÚJO (todos Chefes Escoteiros, todos Diretores Executivos do Núcleo local, responsáveis pela adesão de todos os Grupos Escoteiros desta cidade ao Núcleo MMDC de Ribeirão Preto).
Após a confraternização com os escoteiros (as), sou conduzido pelo Juiz RICARDO MONTE SERRAT até a Associação do Banco do Brasil, onde a 5ª CSM proporciona um churrasco para os veteranos da Circunscrição. E ali, conversando com os militares reformados, "esquecemos" das horas. Somente depois das 22 horas é que deixamos esse encontro significativo dos antigos participantes da 5ª CSM e retornamos ao Hotel de Trânsito.
O Juiz RICARDO MONTE SERRAT despede-se de mim. Ele tem um compromisso em CAMPINAS, amanhã cedo, e não participará da quarta e última entrevista que irei proferir no TIRO DE GUERRA.

SÃO PAULO registrou hoje sua quinta morte em decorrência da dengue. A vítima, um homem de 92 anos, morava no JARAGUÁ, da zona norte, região que concentra 38% dos casos da doença na capital. Ela apresentou os primeiros sintomas em 11 de março e faleceu hoje. O número de mortes ainda pode ser maior porque 22 óbitos estão em investigação e o pico da doença costuma ser na 16ª semana, entre o fim de abril e início de maio.
O balanço divulgado pela Prefeitura, hoje, também revelou que há 16 distritos da cidade em estado de emergência. Em 13 deles já há epidemia, quando se registra mais de 300 casos por cem mil habitantes. Entre os bairros mais afetados estão a BRASILÂNDIA, com taxa de 899,9 casos por cem mil habitantes, seguido por JARAGUÁ, com 635, e PIRITUBA, com 608.
Além desses três, também estão na lista de estado de epidemia os bairros de CACHOEIRINHA, PREGUESIA DO Ó, PERUS, LIMÃO e CASA VERDE, todos na zona norte, RAPOSO TAVARES e RIO PEQUENO, na zona oeste; CIDADE ADEMAR, na zona sul; PARI, no centro, e PARQUE DO CARMO, na zona leste.
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes, a Prefeitura inaugura amanhã sua nona tenda de combate à dengue. Dessa vez, ao invés de ficar ao lado de uma Unidade Básica de Saúde, o equipamento vai funcionar dentro do Hospital Municipal PROFESSOR WALDOMIRO DE PAULA, em ITAQUERA, zona leste. SÃO PAULO tem atualmente 62.799 casos suspeitos de dengue e 20.764 confirmados, quase três vezes as 7.126 ocorrências do mesmo período de 2014. "A tendência é que os casos continuem a crescer. Esse ano houve mais incidência por conta do calor intenso e pela crise hídrica, pois muitas pessoas passaram a armazenar água da chuva para usar em casa", disse o secretário municipal adjunto de Saúde, PAULO PUCCINI.
Protestos de caminhoneiros bloquearam hoje o fluxo de veículos em diversos pontos de rodovias de cinco estados. A categoria protestou no MATO GROSSO, PARANÁ, SANTA CATARINA, SÃO PAULO e RIO GRANDE DO SUL. Entre a madrugada e a manhã de hoje, pelo menos 20 caminhões foram apedrejados pela estrada, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Os caminhoneiros pedem o tabelamento do preço do frete, mas o governo diz não ser possível atender a demanda. Na BR0163, em MATO GROSSO, importante rota de escoamento de grãos da principal região produtora do país, foram feitos três bloqueios, um em LUCAS DO RIO VERDE e dois em RONDONÓPOLIS. No PARANÁ foram quatro pontos de bloqueio para caminhões na BR-277 em MEDIANEIRA e em LARANJEIRAS DO SUL, na BR-376 em MARIALVA e na BR-163 em CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES. Os veículos de carga foram forçados pelos manifestantes a sair da rodovia e estacionar em postos de combustíveis. Em VERANÓPOLIS, na serra gaúcha, os manifestantes se concentraram na BR-470, em IJUI, no norte do Estado. Segundo a PRF, há vários pontos de manifestação em outras rodovias, como na BR-116 e na BR-392, mas sem bloqueios. Também houve queima de pneus nesses locais.

Pouco mais de cinco minutos. Esse foi o tempo necessário para que ao menos quinze homens fortemente armados com metralhadoras e fuzis roubassem 6,7 milhões de reais em dinheiro vivo da empresa TECBAN, em SÃO MATEUS, na zona leste da capital.
A ação aconteceu por volta das 20 horas de ontem. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha chegou em dois carros adesivados com logotipos da transportadora de valores responsável por abastecer caixas automáticos na capital. Eles conseguiram entrar no prédio sem ser barrados na portaria.
No pátio havia um carro-forte da empresa TRANSVIP, que foi levar o dinheiro para a TECBAN. Os quatro vigias que retiravam os malotes de dentro do carro-forte foram rendidos.
Ainda segundo a polícia, dentro do cofre do carro havia aproximadamente 13 milhões de reais, mas eles fugiram com "metade" do montante. Ao perceber a ação, outros vigias trocaram tiros com os criminosos, mas todos conseguiram fugir.
Antes, no entanto, colocaram fogo em um dos carros usados para entrar no prédio. Os guardas contaram aos policiais que os tiros também vinham do lado de fora do imóvel, onde outros bandidos estavam em uma KOMBI e outro carro.
Em uma rua que dá acesso à transportadora, um caminhão foi atravessado no meio da via. Para impedir a passagem da polícia, eles colocaram fogo no veículo. Além disso, jogaram milhares de pregos nas ruas por onde passavam.
Segundo os vigias, um dos criminosos foi baleado, mas mesmo assim conseguiu fugir. Eles usaram a kombi e um segundo carro que não tinha sido identificado até esta noite para escapar.
Duas horas depois do roubo, um homem com ferimento de arma de fogo deu entrada em um hospital da região. Ele chegou a ser ouvido pela polícia como suspeito, mas ficou provado que ele não tinha relação com o assalto.
O caso é investigado pela delegacia de roubo a banco do DEIC. Os agentes acreditam que funcionários da empresa podem ter facilitado a entrada dos criminosos porque eles sabiam vários procedimentos de segurança da transportadora. Os vigias e alguns funcionários foram ouvidos hoje pelos investigadores e as imagens de câmeras de segurança do imóvel estão com o DEIC. A empresa TECBAN disse, em nota, que colabora com as investigações da polícia, mas não confirmou o montante levado pelos bandidos.
Em março, dez homens armados com fuzis e metralhadoras roubaram 7 milhões de reais da transportadora de valores PROTEGE. (reportagem de AMANDA GOMES, para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

O vigia de uma agência do banco ITAÚ, em CAMPINAS, ficou com uma falsa bomba grudada em seu corpo por três horas, hoje, após ter sido feito refém por bandidos que tentavam roubar a agência.
Segundo a Polícia Militar, o funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo banco foi sequestrado ontem à noite por uma quadrilha e mantido em um cativeiro até a manhã de hoje.
Por volta das 9:30 horas, o guarda chegou na agência com um celular e a suposta bomba amarrada ao corpo. ele passou o celular para o gerente do banco e um dos criminosos ordenou que o funcionário entregasse todo o dinheiro do cofre. Caso contrário, iriam detonar o artefato.
O gerente chamou a polícia. O vigia foi colocado deitado na porta da agência até a chegada do Grupo de Ações Táticas Especiais, o GATE, da capital.
O artefato só foi retirado por volta das 13 horas, quando os agentes descobriram que a bomba era falsa. O guarda foi levado algemado até a delegacia para averiguação. Os PMs suspeitaram dele porque ninguém da quadrilha foi ao banco foi ao banco com o refém. Depois, foi constatado que o vigia era vítima do crime. A falsa bomba será periciada.

O começo do ano do espanhol RAFAEL NADAL não está saindo conforme o planejado. Hoje, o ex-melhor tenista do mundo foi eliminado do ATP500 de BARCELONA pelo italiano FÁBIO FOGNINI por 2 sets a zero. Esta é a segunda vez consecutiva em que NADAL acaba derrotado por FOGNINI, já que o italiano levou a melhor na disputa do ATP 500 do RIO DE JANEIRO, disputado em fevereiro.

Em depoimento à CPI DA PETROBRÁS, na Câmara dos Deputados, o empresário AUGUSTO MENDONÇA NETO, presidente da SETAL ENGENHARIA e executivo da TOYO SETAL EMPREENDIMENTOS, afirmou que a corrupção dentro da Diretoria de Serviços da estatal era "generalizada". AUGUSTO confessou pagamento de propinas e é um dos delatores do esquema de desvios da empresa investigado na OPERAÇÃO LAVA JATO. Ao ser perguntado pelo relator da CPI, deputado LUIZ SÉRGIO, se o ex-gerente da Diretoria de Serviços, PEDRO BARUSCO, exagerou ao dizer que a corrupção era "institucionalizada" na PETROBRÁS, AUGUSTO disse que "ele tem razão em um sentido". "De fato, dentro da Diretoria de Serviços, era generalizada, porque queriam aplicar (o percentual de propina) sobre todos os contatos existentes. De fato era uma questão generalizada. Mas na companhia como um todo, isso não acontecia", respondeu. BARUSCO também fez acordo de delação premiada do esquema e já foi ouvido pela comissão. Cerca de 182 milhões de reais desviados pelo ex-gerente, referentes à propina, já foram repatriados pela Justiça Federal. AUGUSTO também confirmou que o "clube das empreiteiras", formado como cartel para dividir os contratos da estatal, surgiu nos anos 1990, mas sua ampliação ocorreu a partir de 2004 e 2005, no governo do ex-presidente LULA. O executivo confessou ter se encontrado com JOÃO VACCARI NETO, ex-tesoureiro do PT, por cerca de dez vezes. "(RENATO) DUQUE (ex-diretor de Serviços) me pediu que eu fizesse contribuições ao PT", contou. O ex-diretor, hoje preso em CURITIBA, foi uma indicação do ex-ministro JOSÉ DIRCEU, com quem AUGUSTO também esteve "algumas vezes", mas "nunca para tratar de assuntos relacionados à PETROBRÁS". Hoje, as ações mais negociadas da estatal caíram até 9%. A queda ocorreu após a empresa ter anunciado prejuízo de 6,2 bilhões de reais com a corrupção e de 21,6 bilhões de reais em todo o ano de 2014.

Após cinco dias presa na carceragem da Polícia Federal de CURITIBA (PR), a cunhada do ex-tesoureiro do PT, JOÃO VACCARI NETO, MARICE CORREA DE LIMA, foi colocada em liberdade hoje pela Justiça Federal. O juiz SÉRGIO MORO justificou sua decisão na confusão que teria sido feita pelo Ministério Público Federal na identificação da pessoa que aparece num vídeo fazendo depósitos na conta de GISELDA  ROUSIE DE LIMA, mulher de VACCARI. A defesa de MARICE protocolou uma carta em que GISELDA diz que era ela quem estava fazendo os depósitos, e não a sua irmã MARICE. As duas são muito parecidas.

Presidente do PSDB e candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, o senador AÉCIO NEVES disse que o partido vai seguir estudando um pedido de impeachment contra a presidente DILMA ROUSSEFF, mas só avançará no processo quando tiver certeza de que houve crime de responsabilidade. O recuo ocorreu após o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e o senador JOSÉ SERRA terem dito que não há fato concreto hoje para i impedimento da presidente. "Temos de ter indícios fortes de crime. Só avançaremos quando tivermos certeza. Não vamos fazer uma ação panfletária como o PT no passado', afirmou.

A televisão amanheceu mais triste hoje. Afinal, por volta das duas horas da madrugada, morreu o diretor ROBERTO TALMA, responsável por alguns dos projetos mais marcantes da GLOBO. Ele tinha 65 anos e morreu por falência múltipla de órgãos em decorrência de uma insuficiência renal.
Nascido em uma família circense, ROBERTO não demorou a entrar na carreira artística: aos 9 anos, batia ponto no programa "A GRANDE GINCANA KIBON", da TV RECORD. Lá, se apresentava com um grupo de sapateado.
Quando se mudou para o RIO, no início da década de 1960, foi trabalhar na TV RIO, mas passou também pela EXCELSIOR e pela TUPI até ser contratado pela GLOBO em 1969.
Na emissora, que ainda dava seus primeiros passos, TALMA começou como operador de videoteipe, fazendo parte da primeira equipe do "FANTÁSTICO".
Depois, migrou para a dramaturgia, sendo acolhido por DANIEL FILHO. Estreou na direção de novelas como "SELVA DE PEDRA" (1972) e não parou mais. Comandou obras importantes como "SARAMANDAIA" (1976), "QUE REI SOU EU?" (1989) e "RENASCER" (1993). Também foi responsável por vários especiais de fim de ano do cantor ROBERTO CARLOS.
O velório de TALMA está marcado para acontecer hoje, a partir das 11 horas, no MEMORIAL CO CARMO, na zona portuária do RIO DE JANEIRO. A cremação acontecerá às 15 horas, em cerimônia reservada à família.

Em entrevista ao programa "BOM DIA RIO", da GLOBO, a atriz MARIA ZILDA, que foi casada com TALMA por nove anos, elogiou o ex-companheiro. "Era uma pessoa muito talentosa. Brilhante, brilhante, brilhante...Brotavam na cabeça dele sem parar idéias boas, que ele executava divinamente", contou. "Ele inovou muito a linguagem das telenovelas, nos musicais. Todo mundo viu o que ele fez como profissional".
Ao GLOBO NEWS, TONY RAMOS também lamentou a perda. "O ROBERTO era um profissional surpreendente, um dos poucos que bastava me telefonar com uma idéia para eu estar com ele. Era um homem determinado", disse.   

2 016    :     -  SÁBADO
Nas atualizações dos últimos dias, procuro relembrar de muitos acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde estou desde 17 de maio de 1996, prestes a completar vinte anos nessa Instituição.
O MMDC passou por seríssimas crises, principalmente no início do século 21. Mas, ultimamente, cresceu muito e atingiu patamares nunca alcançados. As dificuldades são imensas, principalmente agora que estamos com a sede no Obelisco do IBIRAPUERA. Ontem, por exemplo, recebemos uma comitiva de NOVA ODESSA, na idéia de se montar um núcleo naquele município. Mas, enquanto isso acontece, percebe-se que mais nada podemos fazer. Queria acertar problemas relacionados com o núcleo de CRUZEIRO. Está programada uma solenidade na Capital da Revolução de 32 para 19 de maio e ainda não posso contar com a Presidência do Núcleo CAPITÃO NECO. Criado em 2014, até agora os diretores do núcleo não estão afinados com a Sociedade. A presidência nunca pertenceu ao MMDC, o que é um fator gravíssimo. Não houve a filiação necessária para que o presidente respondesse pela Entidade. Depois, em mensagens mandadas para o CAPITÃO PM SÉRGIO MARQUES, pelo whatts app, peço para que ele interfira junto ao Comandante do batalhão sediado em CRUZEIRO para que sejam assinadas as fichas de inscrição. Esse é o ponto principal para que exista o Núcleo. Mas não é só o CAPITÃO NECO que está em condições irregulares. Há outros núcleos nas mesmas condições, mas falta tempo para que isso seja acertado. Nas condições em que estamos instalados no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, isso é impraticável.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, devolveu ao juiz federal Sergio Moro as investigações da Operação Acarajé, que tem como alvos João Santana e Mônica Moura, e da Operação Xepa, que revelou a existência de departamento da propina na Odebrecht.
A Operação Acarajé reuniu elementos suficientes para que  Moro possa decretar a prisão de Lula.
Em relatório de análise, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, delegado da Operação Acarajé revelou suspeita que Odebrecht ‘arcou com os custos de construção do Instituto Lula e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva’
A Polícia Federal aponta para ‘possível envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em práticas criminosas’. Em relatório de 44 páginas anexado ao inquérito da Operação Acarajé – 23.ª etapa da Lava Jato -, em que complementa pedido de buscas o delegado Filipe Hille Pace analisa a anotação ‘Prédio (IL)’ encontrada em celular do empresário Marcelo Odebrecht ao lado de valor superior a R$ 12 milhões.
“Em relação à anotação “Prédio (IL)” a Equipe de Análise consignou ser possível que tal rubrica faça referência ao Instituto Lula. Caso a rubrica “Prédio (IL)” refira-se ao Instituto Lula, a conclusão de maior plausibilidade seria a de que o Grupo Odebrecht arcou com os custos de construção da sede da referida entidade e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva.”

O ministro Gilmar Mendes deu um recado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que irá presidir as sessões de julgamento do impeachment no Senado, se aceito pela Casa: "O tribunal não pode emitir juízo sobre o mérito do processo".
De acordo com Gilmar, apesar de o Supremo ser a instância maior do Judiciário e a jurisprudência do STF garantir o direito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, a Corte não poderá decidir sobre o mérito do processo no Legislativo. 
"Essa é a jurisprudência que vem de lições clássicas do nosso constitucionalismo. Então, me parece que poderemos ter, sim, eventual impugnação quanto a decisões de procedimento", afirmou o ministro, referindo-se ao fato de que a Corte poderá balizar o procedimento do processo, mas não a denúncia e o direito de defesa, em si.
Sobre ainda a possível atuação do Supremo no processo de impeachment contra Dilma Rousseff, Gilmar Mendes lembrou que, diante de um possibilidade real de impugnação nos procedimentos, pela Corte, "os responsáveis pela condução dos processos na Câmara e no Senado têm tomado cuidado para que não haja uma intervenção, pelo menos em casos de violação clara do devido processo legal", defendeu.
Gilmar Mendes afirmou, ainda, que o Supremo Tribunal Federal "não deve salvar" governos que "não têm condições políticas", em clara indireta à Lewandowksi. Na última quinte-feira (15), o presidente da Corte deu sinal verde para o Supremo Tribunal Federal impedir erros no impeachment.
Durante o julgamento de medidas liminares, Ricardo Lewandowski deu sinal verde para que a defesa da presidente Dilma Rousseff invoque a análise da última instância do Judiciário sobre se houve, ou não, crime de responsabilidade.
Uma manifestação ocorreu na madrugada de quinta para sexta, o fim do julgamento da Corte sobre a liminar da Advocacia-Geral da União. "Que fique essa fundamentação na ata, que acabo de explicitar, para que essa questão da tipificação [do crime de responsabilidade] possa eventualmente ser reexaminada no momento oportuno", disse o ministro presidente do STF.
Em sua fala, o ministro lembrou que, apesar de não serem eleitos, os membros da Corte têm legitimidade para "rever" atos dos outros Poderes da República, quando instados.
Gilmar, contudo, disse o contrário. Para ele, liminares são inócuas nesses casos. "Não são liminares que salvam governos que não podem ser salvos, que não tem condições políticas de ser salvos. (...) Falta de votos não se resolve no tribunal, a não ser que o tribunal dissesse: cada voto dado a um lado tem o peso 2", disse.

O PM ALAN SANTOS DE LIMA foi ferido a tiros em uma tentativa de assalto em um posto de combustíveis em GUARULHOS, ontem à noite. O agente parou para abastecer seu carro, às 19:40 horas, no bairro PONTE GRANDE, quando ladrões apareceram (a polícia não divulgou quantos). O PM tentou reagir e acabou baleado. Ele está internado em estado grave. Os bandidos fugiram.

Quatro homens fizeram um arrastão em um trem entre as estações FERRAZ DE VASCONCELOS e ANTÔNIO GIANETTI NETO, na Linha 11 - CORAL, na noite de ontem. Segundo a CPTM, os ladrões entraram no vagão às 22:05 horas se passando por passageiros e agiram quando o trem saiu. Testemunhas disseram que 25 pessoas foram roubadas e um homem levou coronhadas na cabeça. Os bandidos fugiram pela linha férrea.

Dois homens foram presos acusados de furto de 22 peças de bronze de jazigos do Cemitério SÃO PAULO, localizado em PINHEIROS, nesta madrugada. Os 17 portões de túmulos e cinco vasos foram avaliados em aproximadamente 70 mil reais. Somente este ano, mais de 600 jazigos foram alvos de furtos no cemitério, que não tem viaturas da Guarda Civil Metropolitana e nem guarda particular durante a madrugada.

Assim como aconteceu no ano passado, o CORINTHIANS foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista nas cobranças de pênaltis. Hoje, em ITAQUERA, o AUDAX repetiu o PALMEIRAS e garantiu a vaga na final após empate por 2 a 2 no tempo normal.
Sensação do estadual, o time de OSASCO fez uma ótima partida e foi muito eficiente na hora de decidir, acertando todas as cobranças. Enquanto isso, o ALVINEGRO fez apenas dois dos três (FAGNER e RODRIGUINHO perderam). Neste ano, o time bateu nove pênaltis e acertou só três.
Agora, com a eliminação, o TIMÃO vai colocar todas as fichas na COPA LIBERTADORES. Na próxima quarta-feira, no URUGUAI, a equipe enfrentará o NACIONAL no jogo de ida das oitavas. Já o AUDAX aguarda o vencedor do duelo entre PALMEIRAS e SANTOS, amanhã, para a final.

Em casa.RAFAEL NADAL busca mais um título. O espanhol disputa amanhã a decisão do ATP 500 de BARCELONA. A final será contra o atual campeão da competição, o japonês KEI NISHIKORI, que derrotou o francês BENOIT PAIRE por 2 sets a zero. Já NADAL precisou de uma hora e 33 minutos para vencer o duelo com o alemão PHILLIPP KOHLSCHREIBER por 2 sets a zero. Este pode ser o segundo título consecutivo do espanhol, número cinco do ranking mundial, no saibro, seu piso favorito. Neste mês ele faturou o MASTERS 1000 de MONTE CARLO.

A saída dada como certa da presidente DILMA do cargo em, no máximo, três semanas, adiantou um racha no PSDB previsto para acontecer só em 2018. Após a cúpula do partido, em especial os tucanos ligados ao governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, defender punição para os filiados à legenda que assumirem cargos no governo MICHEL TEMER, o senador JOSÉ SERRA reagiu hoje. Cotado ao Ministério do Planejamento ou o da Saúde, SERRA disse que os tucanos têm obrigação de colaborar com o país e, nesse momento, devem participar, sim, da futura administração do PMDB, se houver o convite do peemedebista.
"Se o futuro presidente MICHEL TEMER aceitar os pontos programáticos do PSDB, o partido deve apoiar o governo. E se apoiar o governo e for convidado, deve participar do governo", afirmou o senador.
"Seria bizarro o PSDB ajudar a fazer o impeachment de DILMA e, depois, por questiúnculas e cálculos mesquinhos, lavar as mãos e fugir às suas responsabilidades com o país", continuou.
A ameaça de obrigar os tucanos ligados a TEMER a se licenciarem da legenda partiu do secretário-geral do PSDB, SÍLVIO TORRES, alckmista de carteirinha.
O pano de fundo do bate-boca é a eleição presidencial de 2018. Ministro, SERRA retornaria seu status para brigar pela terceira candidatura - ele foi derrotado duas vezes, uma por LULA e outra por DILMA.
Do outro lado, ALCKMIN, também candidatíssimo, tenta não ganhar um adversário em SÃO PAULO. AÉCIO NEVES, o outro presidenciável no ninho tucano, age nos bastidores para continuar como única opção viável daqui a dois anos para o PSDB voltar ao Palácio do Planalto.
"Para conseguir o apoio de todos os partidos, MICHEL não pode levar presidenciáveis para sua equipe de ministros,.senão desequilibra o jogo para 2018. Se insistir, vai ter de dar um ministério para o SERRA, outro para o BETO RICHA, para o MARCONI e outro para o AÉCIO. Ele não tem como acomodar todo mundo", diz SÍLVIO TORRES, escancarando o motivo do racha na cúpula do partido.   

Após uma reunião de cerca de duas horas no PALÁCIO DO JABURU, nesta tarde, HENRIQUE MEIRELLES, ex-presidente do BANCO CENTRAL, negou ter recebido convite oficial do vice-presidente MICHEL TEMER para assumir o Ministério da Fazenda em um eventual governo do peeemedebista. Mesmo assim, ele, aos jornalistas, defendeu fórmulas para a retomada do crescimento em um discurso afinado com o que tem pregado TEMER.
Nome mais cotado para comandar a equipe econômica caso o impechment da presidente DILMA seja confirmado no Senado, MEIRELLES disse estar sempre disposto a ajudar com aconselhamentos e afirmou que, pelas perguntas que TEMER fez a ele durante a conversa, o vice está com o diagnóstico correto sobre a economia. Para o ex-presidente do BANCO CENTRAL, o principal é resolver a questão política.
"A partir daí, o direcionamento econômico segue naturalmente. Certamente, como sempre, estou disposto a aconselhar", afirmou MEIRELLES.
Participaram também do encontro o presidente do PSD, GILBERTO KASSAB - que até a semana passada era ministro de DILMA - e o presidente do PMDB, senador ROMERO JUCÁ, que defendeu a participação do PSDB no governo TEMER. "O fundamental é que o PSDB componha a base de sustentação", disse JUCÁ.

As conversas do vice MICHEL TEMER com ministeriáveis tem um objetivo: ele pretende anunciar toda a equipe, ou ao menos os cargos mais importantes, logo no primeiro dia de governo após a saída forçada da presidente DILMA o que dever ocorrer no dia 12 ou 17 de maio.


DILMA decidiu antecipar sua volta a BRASÍLIA e chegou à capital federal por volta das 13 horas. Inicialmente, a previsão era de que a petista deixasse NOVA YORK no meio da manhã. Com isso, a petista retomou o cargo, que estava com MICHEL TEMER.   

Nenhum comentário: