quinta-feira, 7 de abril de 2016

5 DE ABRIL DE 2016 - TERÇA-FEIRA

D I A       C I N C O         D E        A B R I L       D E        2 016       -        TERÇA-FEIRA.
 79 anos, três meses e 9 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950.
DIA 271º DO ANO 66º - MÊS 9º
57 anos e 304 dias na PMESP.
57 anos e 55 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 562 DIAS – 493 924 HORAS.
52 anos e 212 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 25 dias da Promoção ao Posto de Coronel – 324 meses e 24 dias.
10 309 DIAS – 24 ANOS E 113 DIAS NA RESERVA.
4 anos e 273 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 858-260 648                            10 309-247 392                                    10 574-252 924.
DIA DE SÃO VICENTE FERRER. Nasceu em 1357, em VALÊNCIA, na ESPANHA. Foi ordenado sacerdote em 1378, mesmo ano do cisma do OCIDENTE. Dominicano natural da CATALUNHA foi apóstolo brilhante e converteu grande número de hereges e muçulmanos. Pregou na ITÁLIA, no sul da FRANÇA e na sua terra natal. Lutou pela reunificação da Igreja Católica, quando os cristãos se dividiram entre ROMA e AVIGNON. Morreu em 1419.
DIA DE SÃO JOSÉ DA CRUZ. Nasceu em ÍSQUIA, perto de NÁPOLES, em 1625. Ingressou na ORDEM DOS FRANCISCANOS. Tinha apenas um hábito, que usou durante 65 anos.
 
480 a. GONZALO JIMÉNEZ DE QUESADA organiza a maior expedição geográfica de seu tempo, saindo de SANTA MARTA (NOVA GRANADA) em 5 de abril de 1536.
402 a. POCAHONTAS, filha do chefe da confederação indígena POWHATAN, se casa com JOHN ROLFE, um plantador de tabaco inglês, no dia 5 de abril de 1614. O casamento garantiria a paz com os colonos britânicos da cidade.
294 a. durante uma viagem com objetivos comerciais, o holandês JACOB ROGGEVEEN descobre sem querer RAPA NUI, batizada por ele de ILHA DA PÁSCOA, em referência ao dia da sua chegada ao local. A tripulação logo viu as altas estátuas de pedra, que eram cultuadas pelos moradores. ROGGEVEEN, no entanto, ficou apenas um dia lá, 5 de abril de 1722. Quando JAMES COOK chegou à ilha, em 1774, uma guerra civil já tinha dizimado a população. Do relato do navegador inglês JAMES COOK: “Não podíamos entender como esses nativos, totalmente desprovidos de quaisquer aparatos mecânicos, conseguiram erguer tão impressionantes figuras e, depois disso, colocar grandes pedras cilíndricas sobre suas cabeças.”
222 a. GEORGES JACQUES DANTON, político francês, morre guilhotinado em 5 de abril de 1794.
198 a. Comandados pelo GENERAL JOSÉ DE SAN MARTIN e pelo revolucionário BERNARDO O´HIGGINS, argentinos e chilenos conquistam a vitória na batalha de MAIPU, contra a ESPANHA e sela a independência do CHILE, em 5 de abril de 1818.
185 a. JOAQUIM PRIETO é eleito presidente do CHILE, no dia 5 de abril de 1831, em cujo mandato promulga a Constituição de 1833.
176 a. morre MARIANO NECOCHEA, general argentino, em 5 de abril de 1840.
165 a. inaugurada a ferrovia que unia o porto de EL CALLAO com o de LIMA em 5 de abril de 1851.
137 a. estoura a GUERRA DO PACÍFICO entre CHILE, PERU e BOLÍVIA em 5 de abril de 1879, em razão da delimitação das fronteiras entre os três países.
126 a. nasce o compositor HEITOR VILLA-LOBOS em 5 de abril de 1890.
121 a. morre, lutando pela independência de sua pátria, o general cubano JOSÉ GUILLERMO MONCADA, mais conhecido por GILLERMÓN, em 5 de abril de 1895.
117 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, de 5 de abril de 1899: na sessão de ontem da Câmara Municipal o senhor J. OSWALD apresentou duas indicações: uma sobre o restabelecimento da largura da Rua MAJOR DIOGO, de acordo com o padrão municipal; e outra no sentido de ser proibida a passagem de boiadas na Rua das PALMEIRAS, HIGIENÓPOLIS e BELA VISTA, e para que o senhor prefeito mande incluir nos primeiros contratos do calçamento as ruas do PAREDÃO e PIQUES, ONZE DE JUNHO, SÃO LUIZ, ARAÚJO e parte da IPIRANGA.
(a Rua Do Paredão é a atual SETE DE ABRIL, PIQUES é a QUIRINO DE ANDRADE e DOM JOSÉ DE BARROS).
Correm desde ontem notícias desencontradas de ter havido na capital do MATO GROSSO uma agitação política digna de cuidados. Por se achar interrompido há alguns dias o telégrafo não tem sido possível obter-se notícias exatas sobre o que haja. Entretanto sabe-se aqui que grande número de famílias têm abandonado CUIABÁ.
Os nossos colegas da GAZETA DE SERTÃOZINHO visitaram a fazenda do senhor MANUEL DA COSTA MATTOS, naquela vila, onde se iniciou o cultivo do algodão. O plantio ao que parece deu os melhores resultados, tanto que os nossos colegas vieram muito bem impressionados e fazem estatísticas de preços.
Foram descobertos na BAHIA novos contrabandos para sonegação de pagamento de direitos na alfândega. Os contrabandos apreendidos estão destinados à Casa MEINSTER. O gerente daquela Casa fugiu para a EUROPA.
Todo o gado argentino que era destinado à exportação para o BRASIL e para a INGLATERRA está atacado de carbúnculo.
É calculado em mais de cem mil o número de filipinos que abandonaram AGUINALDO (líder dos tagalos, nativos revoltados contra os norte-americanos), regressando depondo as armas.
As receitas arrecadadas o ARQUIPÉLAGO DAS FILIPINAS, desde a ocupação dos americanos orçam a 3 milhões de dólares.   
116 a. nasce SPENCER TRACY, ator norte-americano, em 5 de abril de 1900.
114 a. é aprovada, em BUENOS AIRES, a lei que implanta o serviço militar obrigatório na ARGENTINA, no dia 5 de abril de 1902.
110 a. nasce o Cel. Ref. RUBENS TEIXEIRA BRANCO em 5 de abril de 1906.
109 a. nasce MAX MAYER em 5 de abril de 1907. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Entrou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 22 de julho de 1992. Faleceu no dia 9 de setembro de 2006.
108 a. nasce o maestro HERBERT VON KARAJAN em 5 de abril de 1908.  Falece em  16 de julho de 1989.
108 a. nasce BETTY DAVIS, atriz norte-americana, em 5 de abril de 1908. Ruth Elizabeth "Bette" Davis (Lowell, 5 de abril de 1908Neuilly-sur-Seine, 6 de outubro de 1989), foi uma atriz estadunidense de cinema, televisão e teatro.  Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais, filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido romances dramáticos.
Após trabalhar em peças na Broadway, Davis mudou-se para Hollywood em 1930, onde obteve pouco êxito com papéis em produções da Universal Studios. Foi contratada pela Warner Bros. em 1932, estabelecendo uma bem-sucedida carreira através de várias atuações aclamadas pela crítica. Em 1937 tentou se libertar do contrato e, apesar de ter perdido um processo contra a produtora que foi amplamente explorado pela mídia, atingiu o período de maior sucesso de sua carreira. Até o final dos anos 1940, Davis foi uma das mais célebres protagonistas do cinema americano, reconhecida por seu estilo forte e intenso. Ganhou uma reputação de perfeccionista muito combativa, sendo que embates com executivos dos estúdios, diretores de cinema e outras estrelas eram frequentemente noticiados pela mídia. Seu estilo franco, sua voz distinta e o cigarro sempre a mão contribuíram para a construção de uma imagem pública muito imitada e satirizada.
Davis co-fundou a Hollywood Canteen – iniciativa para angariar fundos para o Exército e entreter soldados estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial – e foi a primeira mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz duas vezes, foi a primeira pessoa a receber dez indicações da Academia nas categorias de atuação, além de ter sido a primeira mulher a receber um prêmio pelo conjunto da obra do American Film Institute. Sua carreira passou por vários períodos sombrios, tendo ela mesma admitido que seu sucesso se deu muitas vezes às custas de seus relacionamentos pessoais. Casada quatro vezes, tornou-se viúva uma vez e divorciada outras três, tendo criado seus filhos como mãe solteira. Seus últimos anos foram marcados por um longo período de doença mas ela continuou atuando até pouco antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 papéis em filme, televisão e teatro em sua filmografia. Em 1999, Davis foi a segunda colocada, atrás apenas de Katharine Hepburn, na lista do American Film Institute dasmaiores atrizes de todos os tempos.
Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão. Elas estão localizadas em 6225 Hollywood Boulevard e 6233 Hollywood Boulevard.
Primeiros anos: Ruth Elizabeth Davis, conhecida desde a infância pela alcunha de "Betty", nasceu em Lowell, Massachusetts. Seus pais eram Ruth ("Ruthie") Augusta (nome de solteira Favor) e Harlow Morrell Davis, um advogado de patentes. Possuía uma irmã, Barbara ("Bobby"), nascida em 25 de outubro de 1909. A família era protestante, de raízes inglesas, francesas e escocesas. Em 1915, os pais de Davis se separaram e Betty e Bobby foram matriculadas no internato de Crestalban em Lanesborough, cidade localizada no planalto de Berkshire. Em 1921, Ruth Davis mudou-se com as filhas para Nova Iorque, onde trabalhou como retratista. Após ver Rudolph Valentino em Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1921) e Mary Pickford em O Pequeno Lord (1921), Betty se sentiu inspirada a seguir a carreira de atriz, mudando a grafia de seu nome para "Bette", em homenagem ao romance La Cousine Bette de Honoré de Balzac. Ela recebeu o incentivo da mãe, que também aspirara ser atriz.
Bette Davis em 1937, no filmeMarked Woman.
Nessa época, Davis estudou no internato Cushing Academy em Ashburnham, Massachusetts, onde conheceu seu primeiro marido, Harmon O. Nelson, conhecido como "Ham". Em 1926, assistiu a uma performance da peça O Pato Selvagem, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, estrelada pelas atrizes Blanche Yurka e Peg Entwistle. Davis posteriormente revelaria que a peça cimentou sua escolha pela carreira artística: "antes da peça começar, eu queria ser atriz. Quando ela terminou, eutinha que ser uma atriz… exatamente como Peg Entwistle". Primeiramente, Davis tentou entrar no Civic Repertory Theatre, uma companhia de teatro mantida por Eva LeGallienne em Manhattan, mas foi rejeitada pela própria LeGallienne, que a acusou de ser "frívola" e "insincera". Porém, foi aceita pela John Murray Anderson School of Theatre, onde estudou dança com Martha Graham.
Concluídos os estudos, a jovem atriz fez um teste para a companhia de teatro de George Cukor, que, embora não tenha ficado muito impressionado com ela, lhe deu seu primeiro trabalho remunerado – o papel de uma corista na peça Broadway por uma semana. Mais tarde, Davis foi escolhida para o papel de Hedwig, o personagem que ela havia visto Entwistle interpretar em O Pato Selvagem. Depois de atuar na Filadélfia, em Washington, D.C. e em Boston, Davis estreou na Broadway em 1929 com a peça Pratos Quebrados, que foi seguida por Sólido Sul. Notada por um caçador de talentos da Universal Pictures, foi convidada para fazer um teste em Hollywood.
Década de 1930: Início em Hollywood: Acompanhada pela mãe, Davis viajou de trem para Hollywood, chegando dia 13 de dezembro de 1930. Os executivos da Universal não se impressionaram com a jovem, mas ofereceram-lhe um curto contrato. Em The Bad Sister (1931), Davis fez sua primeira aparição nos cinemas, em um papel menor. O filme, uma produção de baixo orçamento, é hoje lembrado por marcar as estreias de Davis e outro ator que também se tornaria um mito, Humphrey Bogart. No mesmo ano, Davis apareceu em Seed.
A Universal renovou o contrato de Davis, dando-lhe um pequeno papel no bem recebido Waterloo Bridge. Davis foi então emprestada para outros estúdios, onde apareceu nas produções Way Back Home (1931), The Menace e Hell's House (ambos em 1932). Após nove meses e nenhum filme de sucesso, a Universal resolveu não renovar o contrato da atriz.
Contrato com a Warner Bros: Decidida a deixar Hollywood e voltar para o teatro, Davis foi surpreendida por um telefonema do ator George Arliss, seu antigo professor de interpretação. O veterano profissional precisava de uma jovem atriz para seu novo filme, The Man Who Played God (1932), e convenceu os executivos da Warner Bros a contratá-la. Pelo resto de sua vida, Davis creditou Arliss como o responsável por sua segunda chance em Hollywood.
Além de um contrato de cinco anos com a Warner Bros., o ano de 1932 foi marcado pelo primeiro casamento de Bette Davis. Com seu antigo namorado "Ham" Nelson.
Em seu primeiro grande sucesso, o filmeOf Human Bondage.
Após uma série de aparições em filmes pouco memoráveis, Davis convenceu os executivos da Warner Bros. a emprestá-la a um estúdio rival, o RKO Pictures, para a produção de Of Human Bondage (br:Escravos do Desejo), em 1934. O filme, uma adpatação do romance homônimo do britânico W. Somerset Maugham, estrelada por Leslie Howard, fez grande sucesso com a crítica. A revista Life escreveu que a Mildred Rogers de Davis talvez fosse "a melhor interpretação de uma atriz americana registrada em filme". Quando o trabalho não foi indicado ao Oscar, a atriz Norma Shearer iniciou uma campanha por sua nomeação. Pressionada, a academia alterou as regras para a votação do ano, permitindo que nomes não presentes nas cédulas recebessem votos. Ainda assim, o Oscar de melhor atriz de 1934 foi entregue a Claudette Colbert, por Aconteceu Naquela Noite.
No ano seguinte, finalmente reconhecendo o potencial de Davis, a Warner Bros. Deu-lhe o papel principal emDangerous (br: Perigosa). Segundo o jornal The New York Times, Davis estaria se tornando uma das mais interessantes atrizes do cinema. Oficialmente candidata, foi premiada pela primeira vez com o Oscar.
The Petrified Forest, 1936.
Em 1936, Davis voltou a atuar ao lado de Leslie Howard e Humphrey Bogart em The Petrified Forest (br: A Floresta Petrificada). Apesar do sucesso do filme, Davis voltou a ser usada em produções que ela julgava medíocres, como Satan Met a Lady. Convencida de que sua carreira estava sendo prejudicada, Davis abandonou a Warner Bros. antes do término de seu contrato, planejando atuar em dois filmes na Inglaterra. O caso foi levado à corte judicial inglesa que decidiu que a atriz deveria honrar seu contrato com a empresa.
Ao contrário do que se poderia imaginar, a briga judicial terminou por beneficiar Davis, que passou a ser vista com mais respeito pelo presidente da Warner Bros., Jack Warner. Em 1937, Davis estrelou Marked Woman (br: Mulher Marcada) ao lado de Humphrey Bogart. A produção foi baseada no caso real de Charles "Lucky" Luciano, mafioso levado à justiça graças ao testemunho de um grupo de prostitutas. E rendeu a Davis novos elogios da crítica.
Em 1938, Bette Davis interpretou um dos papéis que mais marcariam sua carreira, Julie Marsden, em Jezebel (pt: Jezebel, a Insubmissa - br: Jezebel). Durante as filmagens, Davis iniciou um conturbado relacionamento com o diretor William Wyler. Posteriormente, ela admitiria que Wyler foi "o grande amor de minha vida". Pelo filme, Bette Davis recebeu seu segundo Oscar de melhor atriz.
Bette Davis em Jezebel, de 1938.
Jezebel marca o início da fase de maior sucesso da carreira de Bette Davis. Ela passaria a figurar entre as dez estrelas mais bem pagas de Hollywood e seria indicada ao Oscar de melhor atriz por cinco anos consecutivos, um recorde nunca igualado. Em contraste ao sucesso profissional, seu casamento com Ham Nelson chegava ao fim. Em 1938, Nelson, munido de evidências de que Davis estaria tendo um caso com o excêntrico milionário Howard Hughes, pede odivórcio.
No ano seguinte, Davis estrelou quatro produções de grande sucesso. Por sua interpretação como a herdeira fadada à morte em Dark Victory (pt: Vitória Negra - br:Vitória Amarga), foi indicada pela terceira vez ao Oscar de melhor atriz. Davis mais tarde diria que este era seu filme favorito entre os que protagonizou. A atriz sentia-se particularmente orgulhosa por ter convencido Jack Warner, que não acreditava que uma história mórbida pudesse ter sucesso, a investir na produção. No meses seguintes, ela apareceu em The Old Maid (pt: A Ama Velha - br: Eu Soube Amar),Juarez e The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de Inglaterra - br: Meu Reino por um Amor). Neste último, seu primeiro filme colorido, Davis interpretou pela primeira vez a Rainha Elizabeth I.
Década de 1940:
Bette Davis em The Letter, de 1940.
Nesta época, Davis era a atriz que mais dava lucro a Warner Brothers. Em 1940 ela estreou dois filmes: All This and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu também), que naquele momento se tornou o seu filme mais lucrativo, e The Letter (pt/br: A Carta), considerado o melhor filme do ano pelo jornal Hollywood Reporter. Por este último trabalho, uma personagem adúltera e assassina, Bette Davis foi novamente indicada ao Oscar. Neste mesmo ano, ela se casaria com Arthur Farnsworth.
No ano seguinte, Davis se tornaria a primeira mulher presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas antagonizou com membros do comitê por suas propostas radicais. Com a iminência da guerra na Europa, Davis propôs que a cerimônia do Oscar não fosse mais um banquete e sim em um teatro com entradas cobradas para coloborar com fundos de ajuda aos britânicos. Com a desaprovação e resistência do comitê, Davis renunciou ao cargo de presidente. Substituída porJean Hersholt, ele acabou fazendo as mudanças que ela havia proposto anteriormente.
Ainda em 1941, Bette Davis seria dirigida por William Wyler em The Little Foxes (pt: A raposa matreira - br: Pérfida) que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar. Depois deste filme ela e o diretor jamais trabalhariam juntos novamente.
Foi indicada ao Oscar em cinco anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a atual recordista de indicações seguidas ao lado de Greer Garson.
Durante a guerra:
Bette Davis no filme "A Estranha Passageira" de 1942.
Com o ataque japonês a Pearl Harbor, Davis passaria o ano de 1942 viajando através dos Estados Unidos vendendo bônus de guerra e acabou sendo criticada pelo presidente da Warner Brothers, Jack Warner, por tentar persuadir multidões na compra.
Durante a guerra, muitos artistas passavam o tempo apoiando os soldados estadunidenses e arrecadando fundos. O ator John Garfield abriu um clube chamado Hollywood Canteen no dia 3 de outubro de 1942, com apoio de Bette Davis, Cary Grant e Jule Styne (compositor de várias peças da Broadway). O clube recebeu apoio de vários artistas e oferecia comida e entretenimento a vários combatentes da guerra. Segundo Davis, o Hollywood Canteen foi uma das coisas que mais ela se orgulhou de ter feito. Em 1980 recebeu uma medalha de honra do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América por seus serviços no clube.
Ainda no ano de 1942, filmou Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira). Quando foi convidada a fazer parte do elenco, inicialmente não demonstrou muito interesse, porém o produtor Hal B. Wallis argumentou que a audiência feminina precisava de dramas românticos para distraí-las da realidade da vida. O filme se tornou um dos mais conhecidos personagens "femininos" de sua carreira.
Durante a década de 1940, a maioria de suas escolhas por filmes foi influenciada pela Segunda Guerra Mundial. Watch on the Rhine (de 1943) era sobre o movimento antinazista. Thank Your Lucky Stars (1943), um musical cuja renda foi doada ao Hollywood Canteen.
Old acquaintance (br:Um velha amizade) (de 1943), co-estrelado pela atriz Miriam Hopkins, tratava de uma história de duas velhas amigas que tinham que lidar com a tensão quando uma delas se torna uma romancista de sucesso. Davis e Hopkins viveram um clima de competitividade e animosidade durante o filme. Em agosto do mesmo ano, o marido de Davis, Arthur Farnsworth, morreria.
Em 1944, Davis filmou Mr. Skeffington (br: Vaidosa). Durante as filmagens, Davis causou problemas ao diretor, Vincent Sherman, recusando-se a filmar certas cenas e insistindo que alguns cenários deveriam ser refeitos. Também improvisou algumas falas, causando confusão entre os atores e enfurecendo o escritor Julius Epstein. Embora tenha recebido algumas críticas pelo seu egocentrismo, foi novamente indicada ao Oscar.
Problemas na carreira: Ela casou-se com o artista e pintor William Grant Sherry, em 1945. Após o casamento, a diferença de sucesso e remuneração levou o casamento a tensão e brigas.
Em The Corn is Green (de 1945), Davis fez o papel de uma professora. Para o filme Davis engordou 14 quilos e teve sua aparência mudada para parecer mais velha (ela tinha 36 anos na época e deveria parecer que tinha 50). O filme foi bem recebido pelos críticos mas não teve grandes audiências. A Stolen Life (de 1946) recebeu críticas discretas. Foi seguido por Deception (1946), o primeiro de seus filmes a perder dinheiro.
Em 1947, Davis deu à luz sua primeira filha, Barbara. Na época pensou que sua carreira estava acabada por estar tão envolvida na maternidade. Seu relacionamento com Sherry começou a se deteriorar e ela continuou a fazer filmes mas sua popularidade com as audiências estava em declínio. Depois de Beyond the Forest (de 1949), Jack Warner liberou Davis de seu contrato com a Warner Bros., atendendo a seu pedido.
O filme seguinte, Newsweek, foi tão mal recebido pela crítica que o jornal Los Angeles Examiner escreveu que aquilo era "uma histeria e superexposição por Sheer", e descreveu o filme como "um infeliz final de uma carreira brilhante".
Década de 1950: Em 1950, Davis filmou All About Eve (pt: Eva - br:A malvada) cujo roteiro descreveu como o melhor que já tinha lido em sua vida. O filme foi co-estrelado pela atriz Anne Baxter. Durante o filme, Davis conheceu e começou um romance com ator Gary Merrill com quem se casaria logo depois. Pelo filme, Davis foi indicada ao Oscar mas não ganhou. Porém ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes por este trabalho. No mesmo ano, Davis se divorciou oficialmente de William Sherry e dias depois se casou com Gary Merrill. Com o consentimento de Sherry, Merrill adotou Barbara. E logo após o dois adotaram uma menina chamada Margot.
Em 1952, Davis seria novamente indicada ao Oscar por sua atuação em The Star (br: Lágrimas amargas). No mesmo ano, Davis e Merrill adotaram mais uma criança, um menino chamado Michael. Davis foi operada de osteomielite. Margot, sua filha adotiva, foi diagnosticada com lesões cerebrais e foi internada em uma instituição.
Poucos filmes de Davis na década de 1950 atingiram sucesso. Enquanto sua carreira entrava em declínio, seu casamento arruinava-se. Davis e Merrill estavam constantemente discutindo e, em 1960, Davis pediu o divórcio.
Década de 1960:]
Bette Davis numa cena do trailer do filme O que terá acontecido a Baby Jane? de 1962
Em 1962, ela atuou junto a Glenn Ford e Ann-Margret no filme de Frank Capra, A Pocketful of Miracles. No mesmo ano apareceu no filme What Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane? - br: O que terá acontecido a Baby Jane?) junto a sua rival Joan Crawford, um filme de terror dirigido por Robert Aldrich pelo qual, Davis recebeu sua última indicação ao Oscar. O desempenho das duas atrizes foi admirável em todos os aspectos. Em sua biografia, conta que exclamou, ao saber que não havia levado a estatueta: "Grande! Perdi para uma principiante!"(Anne Bancroft levou o prêmio). Barbara, sua filha, fez um pequeno papel no filme e, quando as duas foram a Cannes para promovê-lo, Barbara conheceu Jeremy Hyman, executive da Seven Arts Productions, com quem se casaria logo depois, aos dezesseis anos de idade, com a permissão da mãe.
No filme de 1964, Where Love Has Gone Davis interpretou a mãe de Susan Hayward, mas as filmagens foram problemáticas devido a discussões entre as duas atrizes. O diretor Robert Aldrich chamou Davis para atuar em 1964 no filme Hush… Hush, Sweet Charlotte pensando em reunir Davis e Crawford novamente no elenco. Mas Crawford recusou alegando doença e foi substituída por Olivia de Havilland, de quem Davis era amiga, o que fez com que pelo menos as filmagens deste fossem feitas em clima de paz. O filme fez um considerável sucesso e chamou atenção por seu elenco de veteranos.
No final da década de 1960, Davis ainda fez The Nanny em 1965 e The Anniversary (br: O aniversário) em 1968, ambos sem muito sucesso.
Década de 1970: No começo dos anos 1970, Davis foi convidada a aparecer no palco no Great Ladies of the American Cinema. Em cinco sucessivas noites, uma diferente estrela de cinema discutia sua carreira e respondia questões do público. Outras atrizes convidadas foram Myrna Loy, Rosalind Russell, Lana Turner e Joan Crawford.
Apareceu no palco na produção Miss Moffat, uma adaptação musical de The Corn is Green. Filmou como (coadjuvante/secundária) no filme Burnt Offerings e no filme para televisão chamado The Disappearance of Aimee, ambos em 1976. Mas entrou em colisão com Karen Black e Faye Dunaway, respectivamente as estrelas das duas produções.
Em 1977, Davis tornou-se a primeira mulher a receber do American Film Institute (Instituto de Cinema Norte-Americano) o prêmio por sua obra. Após o prêmio, recebeu várias propostas de trabalho. Em 1978, atuou na minissérie para televisão, The Dark Secret of Harvest Home e no filme Death on the Nile (br:Morte sobre o Nilo) baseado no livro de mistério de Agatha Christie. Em 1979 ganhou o Emmy por sua atuação no filme para televisão Strangers: The Story of a Mother and Daughter.
Década de 1980:
Bette Davis com Elizabeth Taylor, 1981.
Foi indicada novamente ao Emmy em 1980 por White Mama e, em 1982, por Little Gloria… Happy at Last. Seu nome começou a ficar mais conhecido entre os mais jovens da época, após Kim Carnes fazer sucesso mundial com a canção Bette Davis Eyes, em 1981.
Ela continuou aparecendo na televisão, como na minissérie Family Reunion de 1981, no qual pode contracenar com seu neto J. Ashley Hyman. Também apareceu no filme televisivo A Piano for Mrs. Cimino de 1982, e Right of Way de 1983, com o ator James Stewart.
Em 1983, durante as filmagens da série para televisão chamada Hotel, Davis foi diagnosticada com câncer de mama. Após uma mastectomia, Davis teve paralisia do lado direito no rosto e braço e teve que fazer fisioterapia para recuperar os movimentos. Com a saúde estável novamente, ela viajou para a Inglaterra para filmar mais um mistério de Agatha Christie, Murder with Mirrors, em 1985. No mesmo ano, Barbara publicou um livro intitulado My Mother's Keeper descrevendo o difícil relacionamento que tinha com a mãe. Vários amigos de Davis disseram que o livro não era tão fiel à realidade. Críticos de Barbara Hyman apontaram que Davis tinha dado suporte financeiro à família de Hyman e recentemente salvara-os de perder a casa em que viviam. Até seu ex-marido, Gary Merrill, a defendeu das acusações da filha.
Em sua segunda memórias publicadas em 1987, This 'N That, Davis escreveu obre o livro da filha. Davis já havia publicado sua primeira memórias em 1962, The Lonely Life.
Em 1986 Davis apareceu num filme para televisão chamado As Summers Die, e para o cinema The Whales of August (br: Baleias de agosto). Seu último filme foi Wicked Stepmother, de 1989.
Em 1989, em viagem à Espanha para ser homenageada no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Davis teve problemas de saúde. Debilitada para fazer uma longa viagem de volta aos Estados Unidos, Davis viajou até a França onde foi internada no hospital americano de Neuilly-sur-Seine. Ela morreu no dia 6 de outubro. Encontra-se sepultada em Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Em sua sepultura está escrito: She did it the hard way.
Após a sua morte o diretor Steven Spielberg comprou os dois Óscares ganhos por Bette Davis em leilões ocorridos, entregando ambas as estatuetas para que ficassem aos cuidados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
Filmografia:
Pegadas e assinatura de Bette Davis na Calçada da Fama doGrauman's Chinese Theatre.
1931 - The Bad Sister (br: A Irmã Má) - 1931 - Seed (1931) (br: Semente) - 1931 -Waterloo Bridge (br: A ponte de Waterloo) - 1931 - Way Back Home - 1932 - The Menace - 1932 - Hell's House (br: A Casa Infernal) - 1932 - The Man who Played God (br: O Homem Deus) - 1932 - So Big! (br: No Palco da Vida) - 1932 - The Rich Are Always With Us (br: Erros do Coração) - 1932 - The Dark Horse - 1932 - The Cabin in the Cotton (br: Escravos da Terra) - 1932 - Three on a Match (br: Três Ainda é Bom) - 1933 - 20.000 Years in Sing Sing (br: 20.000 Anos em Sing Sing)
1933 - Just Around the Corner - 1933 - Parachute Jumper (br: Em Plenas Nuvens)
1933 - The Working Man (br:Negócio em Família) - 1933 - Ex-Lady (br: Amante do Seu Marido) - 1933 - Bureau of Missing Persons (br: Os Desaparecidos) - 1933 - The Big Shakedown (br: Drogas Infernais) - 1934 - Fashions of 1934 (br: Modas de 34) - 1934 - Jimmy the Gent (br: Bancando o Cavalheiro) - 1934 - Fog Over Frisco (br: Névoa de Mistério) - 1934 - Of Human Bondage (1934) (br: Escravos do desejo) - 1934 - Housewife (br: Dona-de-Casa) - 1935 - Bordertown (br: A Barreira) - 1935 - The Girl form Tenth Avenue (br: Quando o Amor Agarra) - 1935 - Front Page Woman (br: Miss Repórter) - 1935 - Special Agent (br:Nas Garras da Lei) - 1935 - Dangerous (br: Perigosa) - 1936 - The Petrified Forest (br: A floresta petricada) - 1936 - The Golden Arrow (br:A Flecha de Arrow) - 1936 - Satan Met a Lady - 1937 - Kid Galahad (br: Talhado para campeão) - 1937 - That Certain Woman (br: Cinzas do Passado) - 1937 - Marked Woman (br: Mulher marcada) - 1937 - It's Love I'm After (br: Somos do Amor) - 1938 - Jezebel (pt: Jezebel, a insubmissa – br: Jezebel) - 1938 - The Sisters (br: As irmãs) - 1939 - The Old Maid (pt: A ama velha – br: Eu soube amar) - 1939 - Juarez (br:Juarez) - 1939 - The Private Lives of Elizabeth and Essex (pt: Isabel de Inglaterra – br: Meu reino por um amor) - 1939 - Dark Victory (pt: Vitória negra – br: Vitória amarga) - 1940 - If I Forget You - 1940 - All This, and Heaven Too (br: Tudo isso e o céu também) - 1940 - The Letter (pt / br: A carta) - 1941 - The Little Foxes (pt: A raposa matreira – br: Pérfida) - 1941 - The Great Lie (br: A grande mentira) - 1941 - The Bride Came C.O.D. (br: A Noiva Caiu do Céu) - 1942 - The Man Who Came to Dinner (br: Satã Jantou Lá em Casa) - 1942 - Now, Voyager (pt / br: Estranha passageira) - 1942 - In This Our Life (br: Nascida para o mal) - 1943 - Watch on the Rhine (br: Horas de Tormenta) - 1943 - Old Acquaintance (br: Um velha amizade) - 1944 - Mr. Skeffington (br: Vaidosa) - 1944 - The Corn Is Green (br:O Coração Não Envelhece) - 1946 - A Stolen Life (br:Uma Vida Roubada) - 1946 - Deception (1946) (br:Que o Céu a Condene) - 1948 - Winter Meeting (br:Encontro no Inverno)
1948 - June Bride (br:A Noiva da Primavera) - 1949 - Beyond the Forest (br:A Filha de Satánas) - 1950 - All About Eve (pt: Eva – br: A malvada) -1951 - Payment on Demand (br: Depois da Tormenta) - 1951 - Another Man's Poison (br: Mulher Maldita) - 1952 - Phone Call from a Stranger (br: Telefonema de um estranho) - 1952 - The Star (br: Lágrimas amargas) - 1955 - The Virgin Queen (br: A Rainha Tirana) - 1956 - The Catered Affair (br: A Festa de Casamento) - 1956 - Storm Center (br: O Despertar das tormentas) - 1959 - John Paul Jones (1959) (br: Ainda Não Comecei a Lutar) - 1959 - The Scapegoat (br: O Estranho Caso do Conde) - 1961 - Pocketful of Miracles (pt: Dama Por Um Dia) - 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (pt: O que teria acontecido com Baby Jane? – br: O que terá acontecido a Baby Jane?) - 1963 - La noia (br: Vidas Vazias) - 1964 - Dead Ringer (br: Alguém Morreu em Meu Lugar) - 1964 - Where Love Has Gone (br: Escândalos da Sociedade) - 1964 - Hush…Hush, Sweet Charlotte (br: Com a Maldade na Alma) - 1965 - The Nanny (1965) (br: Nas Garras do Ódio) - 1968 - The Anniversary (br: O aniversário) - 1970 - Connecting Rooms (br: Quartos Conjugados) - 1971 - Bunny O'Hare (br: Bunnny O'Hare) - 1972 - Madame Sin (br: A satânica Madame Sin) - 1972 - Lo Scopone scientifico (br: Semeando a Ilusão) - 1972 - The Judge and Jake Wyler (br: A Juíza) - Filme para a TV - 1973 - Scream, Pretty Peggy - Filme para a TV - 1974 - Hello Mother, Goodbye! - Filme para a TV - 1976 - Burnt Offerings (1976) (br: A mansão macabra) -1978 - Return from Witch Mountain (br: Perigo no montanha enfeitiçada) - 1978 - Death on the Nile (pt: Morte no Nilo – br: Morte sobre o Nilo) - 1978 - The Children of Sanchez (br: Os Filhos de Sanchez) - 1979 - Strangers: The Story of a Mother and Daughter (br: Difícil Reencontro) - Filme para a TV - 1980 - White Mama (br: Mamãe Branca) - Filme para a TV - 1980 - The Watcher in the Woods (br: Olhos na Floresta) -1980 - Skyward (br: Liberdade nos Céus) - 1981 - Family Reunion (br: Quando Dezembro Chegar) - Filme para a TV - 1982 - A Piano for Mrs. Cimino (br: No Compasso da Esperança) - Filme para a TV - 1982 - Little Gloria… Happy at Last (br: Glória Feita de Ódio) - Filme para a TV - 1983 - Hotel (1983) - Filme para a TV - 1983 - Right of Way (br: Direito de Morrer) - Filme para a TV - 1985 - Murder with Mirrors (br: Assassinato Pelo Espelho) - Filme para a TV - 1986 - As Summers Die (br: Num Certo Verão) - Filme para a TV - 1987 - The Whales of August (br: Baleias de agosto) - 1989 - Wicked Stepmother (br: A madrasta)
Principais prêmios e indicações: - Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscar) (EUA)
Recebeu dez nomeações oficiais na categoria de Melhor Atriz e uma sem estar nos boletins de voto (as regras da Academia permitiam que tal acontecesse na altura). Até 2010, só duas atrizes tiveram tantas nomeações nessa categoria: Katharine Hepburn (12) e Meryl Streep (16, e mais três como atriz (coadjuvante/secundária)).
Os filmes por que foi nomeada são:
Oscar (Estados Unidos) - 1934 - Of Human Bondage (br.: Servidão Humana ou Escravos do Desejo) - O nome de Bette foi inscrito directamente nos boletins de voto. Ficou em terceiro lugar, deixando uma das três nomeadas oficiais com menos votos.
1935 - Dangerous (br.: Perigosa) (venceu) - 1938 - Jezebel (br.: Jezebel; pt.: Jezebel, a Insubmissa) (venceu) - 1939 - Dark Victory (br.: Vitória Amarga; pt.: Vitória Negra) - 1940 - The Letter (br.: A Carta) - 1941 - The Little Foxes (br.: Pérfida; pt.: Raposa Matreira - 1942 - Now, Voyager (br.: A Estranha Passageira) - 1944 - Mr. Skeffington (br.: Vaidosa) - 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - 1952 - The Star (br.: Lágrimas Amargas) - 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (br.: O que Terá Acontecido a Baby Jane?) - Bafta (Reino Unido) - 1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (br.: O que Terá Acontecido a Baby Jane?) - Melhor atriz não britânica: César (França) - 1986 - Ganhou um Cesar honorário.
Festival de Cinema de Cannes (França): 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz (venceu)
Festival de Cinema de Veneza (Itália): 1937 - Kid Galahad (br.: Talhado para Campeão) - Copa Volpi de melhor atriz (venceu)
Globo de Ouro (Estados Unidos): 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz/ drama: 1961 - A Pocketful of Miracles (br.: Dama por um Dia) - Melhor atriz/ musical ou comédia
1962 - What Ever Happened to Baby Jane? (br.: O que Terá Acontecido a Baby Jane?) - melhor atriz/ drama
1974 - Prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra
Círculo de Críticos de Nova York (Estados Unidos): 1950 - All About Eve (br.: A Malvada; pt.: Eva) - Melhor atriz (venceu)
Na cultura pop[:Bette Davis foi homenageada pela cantora Kim Carnes com a canção Bette Davis Eyes, de 1981 - A música Vogue de Madonna, de 1990, que traz um verso "Bette Davis, we love you" (Bette Davis, nós te amamos) - O nome de Bette Davis foi citado na canção "Desolation Row", de Bob Dylan, no álbum Highway 61 Revisited.
106 a. chegaram a MONTEVIDÉU três brasileiros que foram presos há dias pela polícia do Departamento de TACUAREMBE e que, segundo afirmam, sofreram torturas, enquanto detidos. Os brasileiros queixaram-se ao ministro do BRASIL dos maus tratos.
105 a. (ROMA) o rei VICTOR MANUEL e a rainha BELENA irão a FLORENÇA no mês de maio, para assistir à colocação da primeira pedra de um novo edifício que ali vai ser construído para a Biblioteca Nacional. Notícia veiculada no ESTADO em 05 de abril de 1911.
104 a. (ROMA) O primeiro mapa-mundi em que figurou o BRASIL com este nome foi a obra ORBIS TYPUS UNIVERSALIS TABULA. Impresso em 1512 pelo editor JERONYMO MARINI DE VENEZA, com mapas artisticamente desenhados sobre pergaminhos. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 5 de abril de 1912).
101 a. nasce o ex-combatente de 32, ADMAR ALVARENGA JÚNIOR, em 5 de abril de 1915.
101 a. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: o exército francês organiza uma grande ofensiva nas zonas de MOSA e MOSELA, no dia 5 de abril de 1915.
100 a. nasce GREGORY PECK, ator norte-americano, em 5 de abril de 1916. Gregory Peck (Eldred Gregory Peck , La Jolla, 5 de abril de 1916  Los Angeles, 12 de junho de 2003) foi um premiado ator estado-unidense. Interpretou personagens de caráter nobre e corajoso, que lutam contra injustiças. O mais famoso desses é o advogado Atticus Finch do filme O Sol é Para Todos de 1962, que lhe deu o Oscar de melhor ator e que foi escolhido o maior herói das telas pelo American Film Institute em maio de 2003, apenas duas semanas antes de sua morte.É citado na música Flagra, de Rita Lee e já presidenciou a Academy de 1967 a 1970.
Entre príncipe e plebeu, Gregory Peck era um daqueles atores cuja voz marcante, elegância e autenticidade parecem hoje um segredo que morreu com a grande era clássica do cinema americano. Peck encarnava o "homem verídico", o herói portador do ideal de verdade típico do "american way of life" numa época em que as boas intenções andavam em baixa em Hollywood.
Gregory Peck iniciou a carreira no teatro mas ficou mais conhecido pelo seu trabalho no cinema. Protagonizou diversas adaptações cinematográficas realizadas a partir de grandes obras literárias, nas quais encarnou personagens heróicas, demonstrativas de seu valor na superação de sentimentos e incertezas: "As Neves do Kilimanjaro" (1952), baseado na obra de Ernest Hemingway, "Moby Dick" (1956), baseado na obra de Herman Melville ou "O Sol é para Todos" (1962), baseado no romance de H. Lee. Esse último papel, o de um consciencioso advogado sulista disposto a defender, contra todos, os direitos de um negro acusado de estupro, lhe valeu um Óscar. O jovem padre idealista de "As Chaves do Reino" (1944) e o repórter exemplar de "A Luz É para Todos" (1947), em sua denúncia do anti-semitismo, também foram trabalhos reconhecidos com indicações ao prêmio da Academia.
Peck durante muitos anos foi um grande astro de filmes de ação: obteve êxito em westerns como "Duelo ao Sol" (1946), "Da Terra Nascem os Homens" (1958) e em "Gringo Velho" (1990). Atuou em filmes de guerra como "Os Canhões de Navarone" (1960). Mas esteve em comédias também, como "Com o dinheiro dos Outros" (1991).
Peck representava o último dos homens de bem numa época em que o bom-mocismo havia se tornado, em Hollywood, algo meio démodé. Em Quando Fala o Coração, de Hitchcock, interpretava um amnésico acusado de homicídio submetido a tratamento freudiano. Em "Duelo ao Sol", Peck e Jennifer Jones, num embate de atroz sensualidade, davam vazão a todos os tipos de pulsões do freudismo hollywoodiano. Mas Eldred Gregory Peck parecia pertencer a uma outra época. Ele logo se firmou como guardião dos ideais (perdidos) do "american way" e, à medida que pôde começar a escolher os filmes que iria protagonizar, passou a se ater cada vez mais a papéis edificantes, personagens cuja decência e elegância já não podiam ser dissociadas da aura cultivada pelo ator californiano. Alto, elegante, discreto e sumamente decente, Peck, que aprendeu a gostar de cinema com a avó, parecia ter herdado a aura dos heróis clássicos hollywoodianos que tanto admirara na infância.
Sua morte foi anunciada em Los Angeles no dia 12 de junho de 2003, uma quinta-feira. Segundo sua mulher Veronique, que estava ao seu lado, "ela estava segurando sua mão, ele fechou os olhos, dormiu e se foi". Encontra-se sepultado na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.1
Seu neto, Ethan Peck, também é ator.
Filmografia: Quando a Neve Tornar a Cair (1944) - As Chaves do Reino (1944) - O Vale da Decisão (1945) - Quando Fala o Coração/A Casa Encantada (1945) - Virtude Selvagem (1946) - Duelo ao Sol (1946) - Covardia (1947) - A Luz é Para Todos (1947) - Agonia de Amor (1947) - Céu Amarelo (1949) - O Grande Pecador (1949) - Almas em Chamas (1949) - O Matador (1950) - Falcão dos Mares (1951) - Resistência Heróica (1951) - Davi e Betsabá (1951) - As Neves do Kilimanjaro (1952) - O Mundo em seus Braços (1952) - Loucuras de um Milionário (1953) - A Princesa e o Plebeu/Férias em Roma (1953) - Boom on Paris (1954) - À Sombra da Noite (1954) - Terra Ensanguentada (1954) - O Homem do Terno Cinzento (1956) - Moby Dick (1956) - Teu Nome é Mulher (1957) - Estigma da Crueldade (1958) - Da Terra Nascem os Homens (1958) também produtor - Os Bravos Morrem de Pé (1959) - O Ídolo de Cristal (1959) - A Hora Final (1959) - Os Canhões de Navarone (1961) - Círculo do Medo (1962) - A Conquista do Oeste (1962) - O Sol é Para Todos (1962) - Pavilhão 7 (1963) A Voz do Sangue (1964) - Miragem (1965) - Arabesque (1966) - A Noite da Emboscada (1969) - O Ouro de MacKenna (1969) - A Grande Ameaça (1969) - Sem Rumo no Espaço (1969) - O Pecado de um Xerife (1970) - O Parceiro do Diabo (1971) - Matando sem Compaixão (1974) - A Profecia (1976) - MacArthur (1977) - Os Meninos do Brasil (1978) - Espionagem em Goa (1980) - O Escarlate e o Negro (1983) - A Voz do Silêncio (1987) - Gringo Velho/O Velho Gringo (1989) - Com o Dinheiro dos Outros (1991) - Cabo do Medo (1991).
  90 a. nasce ROGER CORMAN, diretor norte-americano de cinema, no dia 5 de abril de 1926.
  84 a. Nasce o Cel. Ref. JOAQUIM CARLOS DE OLIVEIRA em 5 de abril de 1932.
  83 a. Convocação da Assembléia Nacional Constituinte, em 5 de abril de 1933. Instalada em 15 de novembro de 1933. A nova Constituição foi promulgada em 16 de julho de 1934, exatos 723 dias depois do 9 de Julho de 1932, quando “estourou” a Revolução Constitucionalista. 
  82 a. nasce ROMAN HERZOG, presidente da República Federal da ALEMANHA, em 5 de abril de 1934.
  79 a. nasce COLIN POWELL militar e político norte-americano, em 5 de abril de 1937.
  77 a. nasce LEKA I, Rei da ALBÂNIA, em 5 de abril de 1939.
  74 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: o alto comando alemão ordena concentrar a ofensiva de verão em CÁUCASO, no dia 5 de abril de 1942.
  71 a. nasce o Deputado Federal ALOYSIO NUNES FERREIRA em São José do Rio Preto, em 5 de abril de 1945. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, na turma  de 1967. Presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, em 1967. Procurador do Estado em 1981. Deputado Estadual (1983/87 e 1987/91). Líder do PMDB na Assembléia Legislativa de São Paulo (1985/86 e 1988/89). Secretário Geral do Diretório Regional do PMDB de São Paulo em 1986/88. Vice–Presidente do Diretório Regional do PMDB de São Paulo em 1990/91. Vice–governador do Estado de São Paulo, 1991/95. Governador Interino do Estado, 1991; 1992; 1993 e 1994. Secretário de Estado dos Negócios Metropolitanos (1991/92). Candidato a prefeito do Município de São Paulo, em 1992. Deputado Federal (1995/99 e 1999/2003). Vice-líder do PSDB na Câmara Federal, em 1998. Secretário Geral da Presidência da República (1999/2001). Ministro da Justiça (2001/ 2002).    
  71 a. A URSS anula o pacto de neutralidade com o JAPÃO, em 5 de abril de 1945.
  66 a. falece o ex–revolucionário do Movimento Constitucionalista de 32, LAERTE TEIXEIRA DE ASSUMPÇÃO, em 5 de abril de 1950. Foi diretor do jornal COMÉRCIO DE SÃO PAULO. Fundador e presidente do PARTIDO CONSTITUCIONALISTA, em 1934. Presidente da Constituinte. Deputado Estadual, 1935/1937 e presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 1935/36.   
  65 a. ETHEL e JULIUS ROSENBERG são condenados nos ESTADOS UNIDOS, acusados de serem espiões da URSS, em 5 de abril de 1951.
  64 a. FULGÊNCIO BATISTA assume o cargo de presidente de CUBA, após dissolver os partidos políticos, em 5 de abril de 1952. Marcou seu governo pela violência e repressão. Acabou liberando o país para a ação da máfia, do tráfico de drogas e da prostituição, revoltando a população.
  62 a. presidente SOMOZA sai ileso de um atentado na NICARÁGUA em 5 de abril de 1954.
  61 a. do encerramento das atividades políticas de WINSTON CHURCHILL, sendo substituído no cargo de Primeiro Ministro da INGLATERRA por ANTHONY EDEN, em 5 de abril de 1955.
  52 a. falece ANÍBAL OSÓRIO DE FREITAS, avô do ADALVO, em 5 de abril de 1964. Nasceu no dia 3 de agosto de 1889.
  52 a. morre DOUGLAS MAC ARTHUR, general dos ESTADOS UNIDOS, em 5 de abril de 1964. Durante a Primeira Guerra Mundial lutou na França, tendo sido considerado um dos maiores heróis do Corpo Expedicionário do Exército Norte Americano, sob o comando do General Pershing, tendo recebido várias das mais altas condecorações Norte Americanas e Francesas.
Em 1930 foi o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos em 1932, tendo sido duramente criticado pela repressão a veteranos de guerra, saindo do exército em 1937.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, retornou para a frente de batalha, sendo nomeado chefe de operações no Sudeste Asiático, combatendo a expansão japonesa pelo Oceano Pacífico, onde comandou a reação americana.
O momento mais baixo deste período foi a retirada das Filipinas, na altura um protetorado do Estados Unidos, tendo fugido com a sua família, nos últimos dias de batalha. Os seus detratores nunca perdoaram esta fuga, enquanto os seus defensores argumentam que apenas por ordem direta do Presidente aceitou deixar as suas tropas. Em defesa destes, temos o fato de MacArthur ter sido posteriormente condecorado por Franklin Roosevelt com a mais alta condecoração militar de seu país, a Medalha de Honra do Congresso.
O seu nome ficará para sempre associado à reconquista das Filipinas por parte das tropas norte americanas, cumprindo a sua famosa promessa de regresso "I Shall Return" efectuada dois anos antes.
A sua atuação ao longo destes anos, concedeu-lhe um lugar ímpar na história da Segunda Guerra Mundial, sendo considerado um dos maiores comandantes militares do século XX e um dos maiores militares norte americanos de todos os tempos, tendo sido juntamente com o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, o General George Marshall, com o General Omar Bradley, e com o General Dwight "IKE" Eisenhower os únicos generais de 5 estrelas do Exército dos Estados Unidos.
Em 1945, quando nomeado Chefe Supremo das Potências Aliadas, aceitou a rendição dos japoneses após a explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Esta rendição teve um grande valor simbólico para os americanos, pois foi efectuada na baía de Tóquio a bordo do navio USS Missouri.
Foi nomeado Comandante Aliado no Japão após a guerra, ocupando o cargo até 1950. Quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 1950, os Estados Unidos entraram na guerra comandando a força militar das Nações Unidas. Foi nomeado comandante do Exército das Nações Unidas, tendo expulsado os invasores e atacada a Coreia do Norte, invadindo-a.
No entanto, a China passou a apoiar de forma veemente o Exército norte-coreano, permitindo ao mesmo suster a incursão das tropas aliadas conduzindo a guerra a uma situação de impasse, que conduziu a uma paz instável que dura até aos dias de hoje.
Em 1951, como comandante das forças da ONU, foi demitido por Truman, devido a desobediência de ordens do Presidente dos Estados Unidos.
Regressando ao seu País, o Partido Republicano tentou fazê-lo aceitar a candidatura à presidência dos Estados Unidos, que foi recusada.
Faleceu em 5 de abril de 1964, aos 84 anos, vitima de uma cirrose biliar primária.
No cinema, foi vivido pelo ator Gregory Peck no filme MacArthur de 1977.
  52 a. das anotações feitas em 5 de abril de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 9º - DIA 271º - 5 anos e 305 dias na FORÇA PÚBLICA – 212 dias como ASPIRANTE – 199 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Não vou para o quartel muito contente nessa data, principalmente por ser domingo. O BATALHÃO DE GUARDAS, que continua à disposição do II EXÉRCITO, é considerado UNIDADE DE GUERRA e, com isto, é sacrificado.
O domingo é bonito, alegre, mas para mim não tem graça alguma. Os oficiais, em sua grande maioria, também se encontram no quartel, à frente de seus comandados. Durante a manhã, procuro por em dias alguns documentos que devem ser providenciados pela Secretaria. Meus auxiliares estão todos na Repartição e, com exceção de alguns, a maioria me ajuda.
Nesta data as emissoras dão a notícia do falecimento do GENERAL DOUGLAS Mac ARTHUR, que deixa de viver aos 84 anos de idade.
As emissoras falam sobre a possibilidade do GENERAL CASTELLO BRANCO ser eleito Presidente da República. Há também possibilidade da eleição do MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA.
Em RECIFE, o povo esquarteja o ex-chefe da Casa Civil do ex-governador MIGUEL ARRAES, Senhor GREGÓRIO BEZERRA. Há notícias de inúmeras prisões.
Passavam das 20 horas quando sou liberado. Chego muito tarde em casa. Assisto alguns programas de televisão e encerro esse domingo sem graça.   
  51 a. do registro dos fatos acontecidos em 5 de abril de 1965 (segunda-feira). ANO 15º - MÊS 9º - DIA 270º - 6 anos e 305 dias na FORÇA PÚBLICA - 317 dias como 2º TENENTE - 564 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Vou iniciar hoje a minha quarta semana como CHEFE DA FIF do BG. Tudo foi aprontado na semana que passou para a reunião do Conselho de Administração. Acontece, porém, que o movimento da caixa de 1 a 5 não pode ser feito porque a 1ª Companhia não recolheu o dinheiro dos vales à Cantina, causando dificuldades àquela Repartição.
Um dos meus primeiros problemas de hoje foi com referência à dona BENVINDA, lavadeira do quartel, que tinha de receber o ordenado do mês que passou e uma diferença vinda dos outros meses, somando tudo 182.800 cruzeiros.
O BG continua sendo unidade de estágio de médicos. Temos atualmente quatro doutores no batalhão, cujo preceptor é o CAPITÃO JOSÉ SANCHEZ FÉLIX.
O Doutor HALEN CHATT começa a ser o terror das praças. Muita gente já se queixa dele nesta data.
Às 11 horas reúne-se o Conselho de Administração: MAJOR ALOÍSIO BORGES, presidente; CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, relator; 2º TENENTE GÉRSON DE OLIVEIRA, vogal; eu como tesoureiro e o ASPIRANTE CLAUDIONOR MAIORINO, como secretário.
Minha prestação de contas transcorre sem novidades e, por ser a primeira, é encarada por mim como uma vitória.
Hoje dou aula para os soldados e consigo chegar antes das 17 horas em meu lar. À noite, a televisão me empolga em vários programas, sobressaindo-se o filme apresentado pelo Canal 7 - TOKYO JOE - com HUMPHREY BOGART.
  51 a. URSS fornece mísseis ao VIETNÃ DO NORTE, em 5 de abril de 1965.
  50 a. dos apontamentos feitos em 5 de abril de 1966 (terça-feira). ANO 16º - MÊS 9º - DIA 269º - 7 anos e 305 dias na FORÇA PÚBLICA - 682 dias como 2º TENENTE - 14º DIA DE TRÂNSITO.
Nesta manhã vou receber meu ordenado do mês de março, ainda no BATALHÃO DE GUARDAS. É o meu último ato nesta Unidade, onde, cada vez que vou, o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA, "dono do quartel", olha-me de maneira esquisita. Ali chego antes das 11 horas, procurando logo o CHEFE DA FIF, o 2º TENENTE HUGO CLIVATI. Descontado 9.450 cruzeiros para a Cantina, recebo líquido a quantia de 285 mil cruzeiros. Como tenho muitas contas a acertar no BG, permaneço até tarde no quartel. São mais de 13 horas quando deixo o BG. Agora pretendo rumar para SANTO ANDRÉ, município onde se situa a sede do 10º BP. É a este Batalhão que permanecerei adido durante o tempo necessário para se formar a 2ª Companhia Independente.
Como é a primeira vez que vou a SANTO ANDRÉ (não conheço esse município, embora tenha estado nele como aspirante, em 1963) tenho certa dificuldade em viajar de trem para lá. Na estação da LUZ tomo o comboio das 14:15 horas. Faço a viagem na companhia de um sargento reformado, que mora em MAUÁ. É através dele que vou saber dos primeiros passos que devo dar em SANTO ANDRÉ.
O município é grande. Nota-se que estamos numa cidade de progresso. Com a ajuda de um civil, vou até a 1ª Companhia do 10º BP. Ali me encontro com o 1º TENENTE JOSÉ RODRIGUES MAO e com o ASPIRANTE MÁRIO UETI SOBRINHO. É o primeiro contato que tenho com oficiais do novo Batalhão ao qual passo adido a partir de hoje.
Lá pelas 16 horas, o TENENTE MAO leva-me até a sede do Batalhão, que se situa na RUA TABAIARES. Sou apresentado ao Sub-Comandante interino, CAPITÃO EDGARD LARA e aos outros oficiais da sede: 1º TENENTE ADERBAL GOMES DE CAMPOS (Chefe da FIF e Comandante da Companhia de Comando interino) e 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA (Secretário). O Comandante é o TENENTE-CORONEL TEODORO NICOLAU SALGADO, que foi meu professor na Escola de Oficiais. Não se encontra no momento.
Permaneço durante boa parte da tarde na sede do 10º BP, conhecendo o sistema dessa Unidade. Através do VHF mantenho contato com o CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, a quem exponho minha situação e falto que amanhã devo me apresentar em GUARULHOS.
Finalmente, lá pelas 17:30 horas chega o COMANDANTE SALGADO. Apresento-me a ele e fica acertado que a partir de amanhã já pertenço à 3ªCompanhia do 10º BP, futura 2ª Companhia Independente.
No carro do comandante venho para SÃO PAULO. O TENENTE-CORONEL SALGADO já me conhece e é mais fácil as conversas com o meu novo comandante.
Desço perto da RUA DA GLÓRIA e faço o caminho a pé até o ANHANGABAÚ. Tomo o ônibus VILA ALBERTINA e retorno ao meu lar depois de ter um dia diferente.
Chego um tanto tarde em casa. Sinto-me cansado, mas, mesmo assim, arrumo tudo para a minha apresentação à 2ª Companhia Independente futura. Encerro o 5 de abril quando são mais de 23 horas. 
  41 a. falece o general chinês CHIAN KAI CHEK, em 5 de abril de 1975. Foi protagonista da guerra civil de seu país e chefe do Estado de TAIWAN.
  40 a. morre HOWARD HUGUES, magnata norte-americano, em 5 de abril de 1976.
  39 a. ex-presidente de CUBA, CARLOS PRIO SOCARRÁS, líder da comunidade anticastrista, se suicida em MIAMI, onde estava exilado, em 5 de abril de 1977.
  37 a. do episódio de ENTEBBE, em 5 de abril de 1979.
  37 a. das seguintes anotações em 5 de abril de 1979: nesta quinta-feira CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, CORONEL PM Ref GAÚCHO, MAJOR PM JOÃO VARGAS FILHO, CAPITÃO PM GABRIEL, TENENTE PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, TENENTE PM FELIPE e eu nos encontramos no gabinete do Comandante. O expediente da manhã é rotineiro. Recebemos uma notícia de que o MAJOR PM VARGAS iria para o lugar do MAJOR PM LIBÓRIO, isto é, assumiria a Chefia do CECOPOM. Caso isso ocorra, o CAPITÃO PM MOACYR DE SIQUEIRA seria transferido para o CPChq porque sua promoção a MAJOR poderá acontecer em maio.
Jogamos futebol de salão.
Em casa, assistimos o JORNAL NACIONAL: PELÉ jogará amanhã pelo FLAMENGO; rebeldes ugandenses tomam ENTEBBE – IDI AMIN está escondido; a visita de HERMUT SCHMIDT a SÃO PAULO; a nova Lei do Inquilinato é aprovada na Câmara. Cai da denúncia vazia.
Leio JÚLIO VERNE: O CASTELO DOS CÁRPATOS. 
  36 a. quinhentos cubanos ocupam a Embaixada do PERU, em HAVANA, para pedir asilo político, em 5 de abril de 1980.
  34 a. da separação do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA e GISLEIDE, no dia 5 de abril de 1982.
  34 a. do início da viagem da frota inglesa que viria desalojar os argentinos das  ILHAS MALVINAS, em 5 de abril de 1982. 
  33 a. assassinato do 2o. Tenente RUBENS CALEGARI, em 5 de abril de 1983.
  33 a. derrubada a cerca do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES e "quebra-quebra" no Centro da cidade de São Paulo, em 5 de abril de 1983. 
  30 a. uma explosão de uma bomba na discoteca LA BELLE, em BERLIM OCIDENTAL, causa a morte de duas pessoas e deixa 155 feridas, no dia 5 de abril de 1986.
  29 a. das anotações feitas em 5 de abril de 1987: manhã chuvosa. O domingo vai repetir o mau tempo de ontem. Levanto tarde e na minha biblioteca começo a redigir a Monografia sobre REFÉNS, traçando o esboço inicial. Faço a introdução, cito a legislação e inicio a parte histórica, valendo-me de todos os apontamentos que tenho sobre o assunto. Isso me leva a manhã toda.
O CABO PM AMILTON vem me buscar com a viatura ANCHIETA. Meu batalhão será empregado agora à tarde, no MORUMBI, por ocasião do jogo SÃO PAULO x PORTUGUESA, válido pelo primeiro turno do Campeonato Paulista.
Vou para o Estádio, acompanho o desenrolar do jogo que vai terminar empatado. O juiz ROBERTO NUNES MORGADO apita o final em 2 a 2.
Em seguida vamos buscar LUCINDA em casa para comparecermos ao Concerto Sinfônico do CORPO MUSICAL. No MASP encontramos o TENENTE-CORONEL PM CARLOS FUGA e sua esposa; MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO, vários oficiais do CORPO MUSICAL e o Desembargador ÁLVARO LAZZARINI, que preside o ato.
O Centro Social dos Cabos e Soldados faz uma merecida homenagem ao Coral da PM dando-lhe a Medalha do Mérito Pessoal. Esse Coral nos deslumbra essa noite cantando JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS. O Concerto Sinfônico é algo maravilhoso. Engrandece sobremaneira a nossa Corporação.
Neste domingo o CORINTHIANS empatou com a FERROVIÁRIA, em ARARAQUARA, por 0 a 0; PALMEIRAS perdeu para o SÃO BENTO por 1 a 0.
Lideram o Campeonato Paulista, com 9 pontos, o BOTAFOGO e a INTER.  
O Presidente de PORTUGAL, MÁRIO SOARES, embarca para LISBOA, encerrando sua visita ao BRASIL.
O PAPA JOÃO PAULO II encerra sua viagem ao CHILE. A próxima etapa é a ARGENTINA.
  28 a. do seqüestro do JUMBO da KUWAIT AIRWAYS, em 5 de abril de 1988.
  28 a. firmado um acordo de paz entre a ETIÓPIA e a SOMÁLIA, que põe fim às hostilidades durante dez anos, em 5 de abril de 1988.
  27 a. da intervenção cirúrgica sofrida pelo Cel. UBIRAJARA PISANI, então Comandante do CPM, no nariz, no dia 5 de abril de 1989. Nessa época eu era CHEFE DO ESTADO-MAIOR do COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO.
  25 a. passagem de Comando do CPA1–8: Cel. VENTURA para o Cel AILTON FERRAZ DA SILVA, em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, no dia 5 de abril de 1991. Atualmente a sigla desse Comando é CPI-5 (COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR 5). A publicação de minha transferência para o CAES (CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESTUDOS SUPERIORES) aconteceu no dia 2 de abril de 1991. Como TENENTE-CORONEL PM, AILTON FERRAZ DA SILVA era meu Chefe do Estado Maior.
  25 a. transf. reserva: Cel. OSWALDO PELEGRINA MARTINS, Cel. NÍVIO MARCELINO e Ten.Cel. JOSÉ CARLOS TOSI, em 5 de abril de 1991.
  25 a. da morte, em acidente em CARAGUATATUBA, do segundo–tenente reformado ESMERALDO MACHADO, em 5 de abril de 1991.
  24 a. falece a mãe do Cel. DALMIRO GOMES, Dona NAIR DINIZ GOMES, em 5 de abril de 1992.
  24 a. falece o cantor ANTÔNIO MARCOS, em 5 de abril de 1992.
  24 a. da GUERRA CIVIL NA BÓSNIA. O início da ofensiva se deu em 5 de abril de 1992.
  24 a. um Golpe de Estado ocorre no PERU, no dia 5 de abril de 1992. O presidente ALBERTO FUJIMORI dissolve o Parlamento e assume todos os poderes no dia 5 de abril de 1992.
  22 a. da assunção do cargo de Ministro da FAZENDA, o embaixador RUBENS RICUPERO, em 5 de abril de 1994. Na posse, ele usou uma antiga máxima do ex-presidente TANCREDO NEVES, que deveria ser a marca de sua gestão nos sete meses que restavam do governo ITAMAR FRANCO: “É proibido gastar”. A transmissão do cargo do ministro da FAZENDA foi marcada pela troca de elogios entre FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e RUBENS RICUPERO. O novo ministro prometeu executar rigorosamente o programa econômico e definiu o combate à inflação como sua meta prioritária.
  22 a. os presidentes do MÉXICO, CARLOS SALINAS DE GORTARI, e de COSTA RICA, RAFAEL CALDERÓN, firmam o Tratado de Livre Comércio mútuo, no dia 5 de abril de 1994.
  21 a. morre CHRISTIAN PINEAU, herói da resistência francesa e um dos “pais” do Tratado de ROMA, em 5 de abril de 1995.
  19 a. da REBELIÃO no PRESÍDIO NILTON GONÇALVES, em VITÓRIA DA CONQUISTA, na BAHIA, em 5 de abril de 1997. Outras anotações nesta data: faleceu neste sábado ALLEN GINSBERG, o grande poeta da geração beat, aos 70 anos, em conseqüência de uma parada cardiorrespiratória.
Os deputados CONTE LOPES, AFANÁSIO JAZADJI e ELÓI PIETÁ fazem uma visita ao Presídio Militar ROMÃO GOMES, onde estão detidos os nove policiais militares do CASO DIADEMA. Esse visita, bem como a reportagem do JORNAL DA TARDE sobre a reunião de coronéis “SILÊNCIO E CONFUSÃO NA CÚPULA” estão neste diário, bem como o editorial “A RAIZ DA VIOLÊNCIA”, “COMISSÃO DO CONGRESSO VISITA A FAVELA”.
Fogo destrói no RIO o Teatro CASA GRANDE; militar sofre atentado; flagrado há seis meses em ato homossexual, tenente-coronel é agredido na rua; 2000 planos e sonhos a mil dias do ano mágico (são outras reportagens colecionadas no diário”.
Com o impacto causado pela ocorrência de DIADEMA, cujas imagens as emissoras de TV estão passando até a exaustão, o policial militar se encontra numa situação difícil. É o triunfo da bandidagem. A sociedade podre irá se ressentir da falta da polícia e aí será tarde demais. Neste sábado, em minha biblioteca, leio com atenção todas essas reportagens e vaticino que os dias vindouros serão de caça às bruxas. Partidos políticos, pessoas que querem aparecer, a própria polícia civil, a guarda metropolitana irão atacar a Polícia Militar. Será um ataque autofagista, porque também irão se destruir nessa luta do Bem contra o Mal.
Releio os dias 5 a 11 de abril de 1992 a 1996 e procuro concatenar minhas idéias. Se já não bastasse essa cruel situação, tenho também a “guerra” interna na Sociedade Veteranos de 32-MMDC onde o presidente é um lunático. Caso ele continue com suas idéias contra o Governo FHC, o MMDC poderá fechar as suas portas. A maioria dos conselheiros não esposam os pensamentos do CORONEL ARY CANAVÓ para não dizer todos são contra as idéias mirabolantes do presidente.
Campeonato Paulista: UNIÃO SÃO JOÃO 0 x PALMEIRAS 0, em ARARAS; SÃO PAULO 0 x SÃO JOSÉ 0, no MORUMBI.
Termino a leitura do primeiro volume de SOLO DE CLARINETA, de ÉRICO VERÍSSIMO.
  18 a. das anotações feitas em 5 de abril de 1998: durante a viagem que faço a POÁ, neste domingo, sozinho, ouço o desenrolar de PALMEIRAS x CORINTHIANS, pelo Campeonato Paulista. ALEX, aos 45 minutos do 1º tempo marca para o PALMEIRAS. DIDI, aos 44 minutos do segundo tempo, estabelece o empate de 1 a 1. Com 16 pontos, o TIMÃO lidera o Grupo 3. Na TAÇA DAVIS de tênis, a ESPANHA vence o BRASIL por 3 a 2. Hoje, GUSTAVO KUERTEN é derrotado por ALEX CORRETJA e FERNANDO MELIGENI perde para CARLOS MOYÁ. A sul-africana AMANDA COETZER conquista o título de HILTON HEAD ISLAND, disputado nos ESTADOS UNIDOS, ao derrotar na final a romena IRINA SPIRLEA.
Aos 89 anos de idade, rumando firme para os 90 anos (faz aniversário em 19 de novembro) minha mãe vai reinando na cozinha, com dificuldade, cuidando do almoço. Logo estamos com visitas da MARIZETE, ADALVO e FELIPE. TIA IRENE chega logo em seguida. Comentamos as comemorações do DIA DE RAMOS, com uma procissão marcada para 18 horas e também o falecimento de um velho morador de POÁ, o senhor JOSÉ JOÃO, acontecido no domingo passado (dia 29 de março). O FELIPE foi atropelado por uma bicicleta na última sexta-feira, dia 3 de abril, mas foi só um susto. Minha mãe conversa muito sobre o velho POÁ, seus familiares, lembrando de episódios de sua existência. Almoçamos às 14 horas. Descansamos depois. Dona LILICA chega por volta das 16 horas. Um pouco mais e estamos deixando POÁ.
O GUARANI vence o UNIÃO SÃO JOÃO, nesta tarde, por 2 a 1 e ocupa a vice-liderança do Grupo 3, com o PALMEIRAS em terceiro lugar. Retornando a GUARULHOS, ouço SÃO PAULO 3 x MATONENSE 1. O SÃO PAULO é o líder do Grupo 4 e se classifica para a terceira fase (semi-finais do Campeonato Paulista). A PORTUGUESA vence o SÃO JOSÉ por 3 a 0 e é a outra equipe classificada do Grupo 4.
Fórmula INDY: - GP DE LONG BEACH. CAMPEÃO – ALESSANDRO ZANARDI. Chega em segundo DARIO FRANCHITTI. Em terceiro, BRYAN HERTA; Em quarto, ADRIAN FERNANDEZ. Em quinto lugar chega TONY KANAAN. Em sexto, GREG MOORE; em sétimo, MARK BLUNDELL; em oitavo, JIMMY VASSER; em nono, HÉLIO CASTRONEVES; em 10º, MAURÍCIO GUGELMIN; em 11º, P. J. JONES; em 12º, SCOTT PRUETT. Na classificação dos pilotos o primeiro é ADRIAN FERNANDEZ, com 41 pontos. Na vice-liderança está GREG MOORE com 37 pontos. Ocupa o terceiro lugar ALESSANDRO ZANARDI, com 34 pontos. O brasileiro melhor classificado é GIL DE FERRAN, na quinta colocação, com 21 p.       
  17 a. falece o MAJOR Ref. VICENTE TEODORO DOS SANTOS, ex-combatente de 1932, em 5 de abril de 1999. Esse veterano nasceu em 10 de março de 1898.  
  17 a. depois de dez anos de reclamações, a LÍBIA entrega, na HOLANDA, os autores do atentado de LOCKERBIE (ESCÓCIA), que causou 270 mortes, no dia 5 de abril de 1999. Outras anotações nesta data (segunda-feira): começa a luta na Sociedade Veteranos de 32-MMDC pela eleição da Nova Diretoria Executiva. O CORONEL CANAVÓ não vai querer entregar o seu posto de comando, onde, nesses três anos, trabalhou pelas suas idéias de nacionalismo exacerbado, combatendo os poderes constituídos como um DOM QUIXOTE fracassado. Colocou o MMDC numa situação perigosa com o uso indevido da Sociedade nos seus artigos revolucionários Por outro lado, com os coronéis LEMES e GUIMARÃES definimos a data de 28 de abril para a reunião do CONSELHO SUPREMO. Mandei um fax da convocação dos conselheiros para a aprovação do Comandante Geral. O TENENTE-CORONEL PM ALEGRETTI receberá a circular para assinatura do CORONEL PM RUI CÉSAR MELO amanhã. Recebo um telefonema de uma TV de PORTO ALEGRE (RS) solicitando fotos dos Chefes da Revolução de 32. Providencio isso.
O estudante de Direito – FELIPE – nosso conselheiro – visita-nos nesta tarde. Às 16 horas, acompanha-me na viagem do Metrô até a estação ARMÊNIA.
O Comandante Geral, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, condecorou hoje o CABO PM JOSÉ SERAFIM DOS SANTOS e o PM CLAUDIONOR SILVA DO NASCIMENTO porque prenderam sete homens na Estação GUILHERMINA-ESPERANÇA do Metrô sem disparar um só tiro, apesar de o bando ter atirado contra eles.
Está se transferindo para a reserva o TENENTE-CORONEL PM ATHAYDE MONTEIRO DO AMARAL.   
  16 a. falece o escultor DOMÊNICO CALABRONE, aos 72 anos, vítima de um infarto do miocárdio, em 5 de abril de 2000.
  16 a. missa de trigésimo dia pela alma do ex-combatente de 32, SALEM JOÃO SALIM, na igreja Imaculada Conceição, na avenida BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO, em 5 de abril de 2000.


ACONTECEU EM 5 DE ABRIL DE 2001 : -   QUINTA-FEIRA
Apesar da confusão reinante na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, estou tranquilo. Não contribui em nada para a saída do senhor GERALDO FARIA MARCONDES da presidência, pelo contrário, sempre o apoiei, apesar de algumas divergências, sanadas a tempo. Aguardarei os acontecimentos.
No MMDS há um plano para dois integrantes da Entidade fazer um curso na PMBA e estamos estudando toda a documentação.

CONVERSO COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA, CORONEL Ref. EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, sobre a dramática situação do MMDC e a possibilidade de transformar a Sociedade em FUNDAÇÃO. Durante todo o dia não tivemos conhecimento do que está acontecendo nos bastidores, já que o Sr. MARCONDES é demissionário e o Cel. MELO ARAÚJO demonstrou não querer "segurar o rojão", assumindo a PRESIDÊNCIA.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC ninguém toca no assunto da demissão do senhor MARCONDES. O CORONEL PM MELO ARAÚJO não quer assumir a presidência, mas até agora não entrou com documentação esclarecendo a situação. Mas deverá fazer isso nos próximos dias.
Trabalhamos normalmente. Assino dezenas de cartas aos conselheiros solicitando que paguem em dia suas mensalidades. Apesar de tudo o MMDC precisa sobreviver. Dona CÉLIA, dona IRENE e o VASCO auxiliam-me bastante. Apesar de tudo o MMDC precisa sobreviver. A Sociedade, por enquanto, está sem presidente. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA está interessado nos acontecimentos do MMDC, mas hoje nada posso lhe adiantar. Deixamos o MMDC sem saber o que está acontecendo nos bastidores.

Assisto na televisão o caso do avião EP-3E, norte-americano, que fez uma aterrissagem de emergência na Ilha HAINAN. Os 24  tripulantes são considerados espiões e estão sendo interrogados, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores da CHINA.

Começou hoje a greve dos agentes penitenciários. Os sete mil presos da CASA DE DETENÇÃO estão bem à vontade, no CARANDIRU. Sem a vigilância dos funcionários, eles aproveitaram para jogar bola e tomar banho de sol.
   
O PRIMEIRO-MINISTRO FRANCÊS LIONEL JOSPIN foi recebido pelo presidente brasileiro FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, no Palácio do Planalto. Depois das honras oficiais, com a execução dos hinos nacionais dos dois países, os dois participaram de uma reunião de trabalho e logo em seguida assinaram atos bilaterais nas áreas de saúde, ciência e tecnologia. Almoçou no ITAMARATY. Em SÃO PAULO, o premiê francês deu muita atenção para a Prefeita MARTA SUPLICY e, quanto ao encontro com o governador GERALDO ALKMIN, apenas foi protocolar, causando um tremendo mal-estar entre os políticos. 

WANDERLEY LUXEMBURGO acusou a NIKE de interferir na convocação de jogadores para a Seleção Brasileira. Informou a CPI que a NIKE exigiu a convocação de RONALDINHO para dois amistosos na AUSTRÁLIA, em 1999.

DEZ BANDIDOS encapuzados e armados com fuzis invadiram o Hospital de BONSUCESSO, no Rio, para resgatar o traficante MÁRCIO GREIKE. Durante a invasão, o PM ROGÉRIO SOUZA MAXIMINO foi morto. Sete pessoas que esperavam na fila para serem atendidas acabaram feridas. GREIKE deixou o hospital a pé.

FALECEU O ADVOGADO FERNANDO VELOSO, que teve intensa atuação profissional desde os anos 40, nas áreas de tributarismo e societária, tendo entre seus clientes o armador grego ARISTÓTELES ONASSIS e firmas como COCA-COLA, BANCO NACIONAL e SOM LIVRE. Aos 84 anos, vitima de falência múltipla dos órgãos.

FALECEU O HOMEOPATA ORLANDO MOLLICA, aos 91 anos, de parada cardíaca, no RIO. MOLLICA foi um dos pioneiros da medicina homeopática no BRASIL, revolucionando o tratamento clínico. Formou-se na década de 30, e na mesma época ingressou na homeopatia. Trabalhou durante vinte anos no Hospital Souza Aguiar, no Rio, onde se tornou amigo dos cirurgiões IVO PITANGUY e PAULO NIEMEYER. MOLLICA ainda exercia a profissão e tinha pacientes marcados para o dia 9.

MORREU JENNIFER SYME, aos 29 anos, em um acidente de automóvel em LOS ANGELES. Ela ficou conhecida como a namorada do astro hollywoodiano KEANU REEVES, não usava cinto de segurança quando colidiu com três carros estacionados. Foram encontradas drogas no interior do veículo. JENNIFER estava em tratamento para depressão desde que a filha que o casal esperava nasceu morta, no ano passado (2000).


2 002  :  -    SEXTA-FEIRA
Passo pela Associação dos Oficiais da Reserva. O Cel. HERMES CRUZ empresta-me um livro sobre os CINQÜENTA ANOS da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, comemorativo do evento em 1982. A doutora THAÍS, da Associação dos Funcionários Públicos, pediu-me esse livro para se projetar um similar para os 70 anos da revolução. Converso com o TENENTE-CORONEL MOACYR e com o TENENTE ref. SILVINO FIORIO NETO. Mais tarde, almoço no TRASMONTANO com: OLIVEIRA, CRISTIANO e ELÁDIO.
Por volta das 14 horas, estou no MMDC. Logo depois chega o Cel. Ref. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES. Ele relembra vários episódios da revolução, já que seu pai, Cel. Ref. HELIODORO DA ROCHA MARQUES, foi um dos principais chefes militares do movimento. Ele explica muita coisa que eu desconhecia, entre elas a situação delicada do Cel. HERCULANO, comandante geral da Força Pública, na época da cessação das hostilidades. Paira sobre ele o papel de traidor e o PAULO TENÓRIO confirma a figura dúbia do comandante.
Mantenho contato com o tenente DIBA, do 9º BPMI – MARÍLIA – acerca de um escritor que está elaborando um livro sobre a revolução e quer dados sobre os que morreram em 1932. O ROMEU CICCONE auxilia-me nessa parte e irá mandar a relação.
Por volta das 18 horas, OREZ, que mora perto da Sociedade, convida-me para tomar um café em sua residência, sabendo ele que logo mais irei numa solenidade no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.
O Comandante do CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, MAJOR MAESTRO PM ANTÔNIO CARLOS MARTINS FERNANDES tem a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família para participarem da solenidade em comemoração aos 145 anos de criação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a realizar-se no dia 5 de abril de 2002, às 20,00 horas, no Memorial da América Latina, situado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda/SP.
Informamos que nesta data estaremos prestando uma justa e singela homenagem à Vossa Senhoria, pelo qual reiteramos a preciosa presença.     
Viajando de Metrô, vou até o Memorial. Ali, encontro o Coronel MENDES e sua esposa, dona OÇAINE. Logo mais chega o perito NICANOR, conselheiro do MMDC e convidado do MENDES. Vamos cumprimentar vários coronéis que estão chegando: JOÃO FRANCISCO GIURNI DA ROCHA (sub-cmt PMESP); PAULO RÉGIS SALGADO (Cmt. do CPM); SALVADOR PETTINATO NETO (DEI); RUBENS CASADO (Cmt. da APMBB); FERNANDO PEREIRA (Chefe de Gabinete do Cmdo. Geral); JOÃO OLIVEIRA VERLANGIÈRE (Cmt. do CPI-5 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO); LAUDINÉIA PESSAN DE OLIVEIRA (DAMCO); JOSÉ VASCONCELLOS FILHO (Corregedor PM); PAULO MARINO LOPES (Sub-Chefe EM/PM); RUBENS CASADO (Cmt. APMBB); JOÃO BATISTA DOS SANTOS (Cmt. do CFAP); Major MARCO ANTÔNIO AUGUSTO (Chefe da Ajudância Geral) e muitos outros oficiais. O CORPO MUSICAL demonstra um carinho especial para a programação dos 145 anos de criação. Iniciando a festa, a pianista e professora HELENA CASSIANO MOLNAR executa “FOLHAS DE OUTONO”, de sua autoria. Depois a orquestra sinfônica do Corpo Musical apresenta a marcha militar “Coronel RUI CÉSAR MELO”, homenageando o Comandante Geral, que preside a solenidade. O cmt. do Corpo Musical entrega ao Cmt. Geral uma cópia original da partitura, bem como a gravação da marcha em CD. Diz o Cel. RUI “Parabéns a todos vocês, e que Deus lhes pague. Estou extremamente contente, e quero, já que essa marcha é minha, dividir com quem realmente merece, com os bravos, destemidos, os determinados, os heróis. Oitenta e cinco mil policiais militares de nossa instituição que trabalham anonimamente em todas as nossas cidades, para a segurança dessa imensa população de São Paulo, são eles que merecem na realidade essa homenagem”. O JAZZ BAND executa um número excepcional, NOSSA SALSA, de autoria do 2º Sgt. Mus. MISAEL. Comemoram-se quarenta anos da criação do CORAL DA PM. Uma delegada musicista apresenta um número muito bom. O Major Maestro ANTÔNIO CARLOS MARTINS FERNANDES homenageia os antigos comandantes do Corpo Musical, inclusive os falecidos, dando um brilho maior às comemorações. Parentes dos falecidos Cel. ALCIDES JÁCOMO DEGOBBI, FRANCISCO CABRERISSO e dos mais antigos comandantes: BENEDITO DE ASSIS LORENA, SALVADOR CHIARELLI, JOSÉ MACHADO, ANTÔNIO ROMEU, são homenageados. Ali vemos os Tenentes-Coronéis Ref.  RUBENS LEONELLI, NELSON DOS SANTOS, JOÃO DOMINGOS SACCO, JOÃO ANTÃO FERNANDES (seu avô foi fundador do Corpo Musical), RODOLFO ANTÔNIO COSIGNANI, ROBERTO VENDRAMINI (este, em cadeira de rodas, vítima de um derrame cerebral). São homenageados oficiais da reserva (entre eles, Cel. MENDES e Cel. VENTURA), amigos do Corpo Musical: ROBERTO MINCZUK, JOSÉ GUIMARÃES LEVENSTEIN, ANSELMO RAMPAZZO, JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO, LUIZ CARLOS GONZAGA, FLÁVIO ARAÚJO GARCIA, JOSÉ PASQUARELLI FILHO, FÁBIO MAGALHÃES, HILDA NAVARRO PINHEIRO, RITA OKAMURA, LÚCIA MARIA GLUCK CAMARGO.  PEDRINHO MATTAR executa dois números ao piano; o muito aplaudido AGNALDO RAYOL canta MIA GIOCONDA e AVE-MARIA, de GOUNOT. O coral também apresenta algumas músicas. Entre o público presente pudemos contar também com a presença da cantora e apresentadora INEZITA BARROSO, abrilhantando ainda mais o evento. A Banda Sinfônica, Coral e convidados executam a Canção do Corpo Musical, de autoria do 2º Tenente Res. GILDO VENDRAMINI. A estupenda solenidade vai terminar depois das 23 horas. O MENDES e sua esposa deixam-me no ponto de ônibus do COCAIA. Ali, já quase meia-noite, embarco no ônibus que me leva, sonolento, mas ainda com as músicas apresentadas na solenidade na cabeça, retorno para casa. Essa noite é daquelas para se lembrar com satisfação.
      
O ator MARCELO NOVAES, que interpreta o personagem XANDE na novela O CLONE, da rede GLOBO, foi assaltado por dois rapazes quando passava de carro com os dois filhos pela rua JOSÉ LINHARES, no LEBRON, zona sul do RIO. NOVAES recuperou os documentos e o telefone depois que os assaltantes o reconheceram pela foto, na carteira de identidade. Eles ligaram para um amigo do ator, cujo número estava gravado na memória do celular, e informaram que deixariam os objetos roubados no Jardim Botânico.

O empresário húngaro LAJOS TAKATS, de 76 anos, morador da cidade de ARAÇATUBA, no interior do Estado, morreu na noite desta sexta-feira em um assalto a uma loja de conveniência de um posto de gasolina, no MORUMBI, zona sul. Ele foi atingido por disparos feitos pelos bandidos em confronto com a polícia. TAKATS era dono de uma empresa de linhas cirúrgicas. Ele estava em seu PASSAT alemão, com a namorada, LUCIANA, e a mãe dela, NORMA, no posto SHELL da avenida MORUMBI. Quatro assaltantes chegaram ao posto por volta das 21h30. Dominaram ANTÔNIO JOÃO BRÁS, o proprietário da loja de conveniências SELECT, que fica no posto, e um casal. Chamada a polícia, teve início um cerco, seguido de tiroteio.

Em uma visita que rompeu o isolamento de YASSER ARAFAT – cercado por tanques israelenses desde o dia 29 de março em seu escritório num prédio de RAMALLAH, CISJORDÂNIA-, o emissário presidencial dos EUA, ANTONY ZINNI, conversou durante 90 minutos com o líder palestino. Desde o início da OPERAÇÃO MURO DE PROTEÇÃO, no dia 29 de março, já foram detidos cerca de 900 palestinos. Como este número aumenta diariamente, fontes militares israelenses informaram que o Exército decidiu reabrir um grande campo de detenção instalado no deserto do NEGUEV, sul de ISRAEL, perto do EGITO, e utilizado durante a primeira INTIFADA nos territórios da CISJORDÂNIA e FAIXA DE GAZA (entre 1987 e 1993).

ANUNCIADO pelo médico italiano SEVERINO ANTINORI, a gravidez de oito semanas do que seria o primeiro clone humano. ANTINORI, um especialista de ROMA em reprodução humana que briga para ser o pioneiro na clonagem, fez o anúncio numa palestra nos EMIRADOS ÁRABES. Depois do evento, recusou-se a confirmar a informação.

2 003   :  -    SÁBADO
O Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo tem a honra de convidar V. S ª e digníssima família para os eventos relativos ao 73º aniversário deste Estabelecimento de Ensino.
FORMATURA COMEMORATIVA
DATA: 5 DE ABRIL DE 2003
HORA: 10:00 HORAS
LOCAL: RUA ALFREDO PUJOL 681 – SANTANA – SÃO PAULO

O CPOR/SP foi criado com a autorização do ministro da Guerra, por ato do Cmt da 2ª Região Militar, publicado no Boletim Regimental número 079, de 6 de abril de 1930. Está localizado em um sítio histórico, ponto de onde se irradiou toda a ocupação do flanco norte da cidade de SÃO PAULO – as chamadas “terras do além Tietê” – nos contrafortes da Serra da Cantareira. Em vista dos magníficos resultados obtidos no RIO DE JANEIRO, com a implantação do órgão, idealizado pelo então Capitão de Artilharia LUIZ DE ARAÚJO CORREIA LIMA, para formar oficiais da reserva, em 1930, foi organizado o CPOR da 2ª RM, que teve sua designação alterada para CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO, pelo Aviso Número 2.160, de 19 de agosto de 1942. O CPOR iniciou suas atividades em um prédio à Avenida TIRADENTES e era constituído por apenas três Cursos: Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Posteriormente, ocupou as novas instalações à rua ABÍLIO SOARES, nesta Capital, sendo transferido para o local atual em 1948. Desde a sua criação, já foram formados mais de quinze mil Aspirantes a Oficial das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico. Alguns de seus alunos tiveram participação expressiva por ocasião da Revolução Constitucionalista de 32 e da 2ª Guerra Mundial e, nos dias atuais, vários ex–alunos exercem funções de destaque na sociedade. O CPOR forma, também, oficiais temporários da Área de Saúde e do Serviço Técnico, além da formação dos reservistas de segunda categoria da ESCOLA DE INSTRUÇÃO MILITAR. É seu lema: “CPOR/SP BERÇO DE LÍDERES, ESCOLA DE CIDADANIA !”
Não irei a essa solenidade, pois preciso atualizar meus arquivos neste sábado. O presidente do MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES e o comandante do Exército Constitucionalista, GINO STRUFFALDI, lá estarão.

ASSISTO os treinos que decidem a formação do “GRID DE LARGADA” do GRANDE PRÊMIO DO BRASIL DE FÓRMULA 1. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO faz o melhor tempo e é o POLE POSITION. Em segundo lugar sairá amanhã DAVID COURTHARD. O terceiro, para surpresa de todos, sairá MARK WEBBER, que ontem conquistou o primeiro lugar nos treinos que classificaram as saídas dos pilotos neste sábado. Fica em quarto lugar KIMI RAIKKONEN. O quinto é JARNO TRULLI. O sexto, RALF SCHUMACHER. O sétimo, MICHAEL SCHUMACHER. O brasileiro ANTÔNIO PIZZONIA largará na 17ª colocação e CRISTIANO DA MATTA em 18º lugar. 

Telefono para minha mãe, por volta das 19:30 horas, a fim de lhe dizer que amanhã não irei de carro até POÁ, porque o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está empenhado em compromissos musicais com a sua turma. Ela tem o hábito de preparar uma caixa de vários produtos alimentícios e isso não é possível carregar sem que use o automóvel do JOÃO. Fico sabendo que tia COTA caiu e quebrou o braço na última segunda-feira, dia 31 de março. Faço então uma ligação telefônica para a casa de tia COTA e a CARMINHA conta-me os detalhes da queda de sua mãe, prestes a completar 97 anos em junho. Agora, ela precisa levar a mãe ao médico, na próxima quarta-feira. Por enquanto, tia COTA está imobilizada. Diz a CARMINHA que durante alguns dias ela esteve variando, tal como dona ESMERALDA. Hoje, sua mãe está melhor. Lembramos a figura do Sr. JOAQUIM, sogro do MOACYR, que recentemente completou 98 anos. Internado numa clínica de repouso, ele foi dar uma saída e também caiu, se machucando bastante.

Após ficar dois dias na cadeia, acusada de participar do assassinato da aposentada ELISA FRISTACHI, de 72 anos, mãe de seu namorado MARCOS FONSECA, de 38 anos, SANDRA LIA GUIMARÃES LOURENÇO, deixou a carceragem do 89º DP (PORTAL DO MORUMBI) às 19:15 horas, graças a um alvará de soltura da Justiça expedido na noite de ontem. FONSECA está foragido ainda.

Um dos líderes do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, HERBAS CAMACHO – o MARCOLA –, foi transferido no final da noite de sexta-feira, da PENITENCIÁRIA DE AVARÉ para o CENTRO DE READAPTAÇÃO PENITENCIÁRIA DE PRESIDENTE BERNARDES. Ele chegou às 23:10 horas sob forte esquema de segurança, escoltado por dez carros da PM. MARCOLA é suspeito de ser o mandante do assassinato do juiz – corregedor de PRESIDENTE PRUDENTE, ANTÔNIO JOSÉ MACHADO DIAS.

SUZANE VON RICHTHOFEN não tem mais advogado. Assassina confessa dos pais, o engenheiro MANFRED ALBERT VON RICHTHOFEN e a psiquiatra MARÍSIA VON RICHTHOFEN, ela sofreu uma ação de exclusão de herança. Sem dinheiro, não tem como pagar os honorários de CLÁUDIA BERNASCONI, que a atendia desde que foi presa. SUZANE vai ter de recorrer à defesa gratuíta oferecida por amigos da família ou à defensoria pública. A ação de exclusão de herança foi movida por seu irmão, ANDREAS RICHTHOFEN, em janeiro último. Nesse mês, a Justiça proibiu, a pedido do Ministério Público, o destino de qualquer centavo para pagamento dos honorários da defesa de SUZANE. Ela também está impedida de ter acesso a qualquer recurso da família para outros fins.

Apesar de a secretária de CULTURA do Estado, CLÁUDIA COSTIN, já ter determinado um novo local para abrigar os trabalhos experimentais realizados na CASA DAS ROSAS, na Avenida Paulista – o Paço das Artes, na Cidade Universitária –, cerca de vinte artistas plásticos se reuniram hoje, na frente do velho casarão para protestar contra a transformação do local em uma biblioteca.

O industrial japonês de 48 anos internado no Hospital SÃO PAULO, com suspeita de pneumonia asiática, não está infectado pela doença, também conhecida como Síndrome Aguda Respiratória Severa – SARS. O paciente apresenta apenas gripe forte, causada pelo vírus de influenza A.

Subiu para 19 o número de vítimas no acidente ocorrido ontem de madrugada entre dois ônibus de turismo na BR-369, em CAMPO MOURÃO, no noroeste do PARANÁ. Hoje à noite, morreu AMARILDO GOMES, que tinha queimaduras em cerca de 90% do corpo. No momento do acidente, já tinham morrido outras 18 pessoas. Muitas foram carbonizadas. Um dos ônibus seguia de FOZ DO IGUAÇU para MINAS e o outro fazia o percurso inverso.

A mancha negra de produtos tóxicos que vazou a oito dias da Indústria de Papel CATAGUASES, em MINAS GERAIS, já tinha avançado hoje por uma área de cerca de 55 km quadrados dentro do mar. Poderá chegar às praias do sul do ESPÍRITO SANTOS. Hoje, o vento leste deslocava a poluição em direção à costa do município de MACAÉ, a cerca de cem km de CAMPOS.
Mais de 40 municípios mineiros e fluminenses foram afetados. O corte de abastecimento de água no RIO atinge mais de 700 mil pessoas.

Nasceu neste sábado, ANTÔNIO, filho da jornalista MARIA CRISTINA POLI e do diretor de arte LUCIANO CURY, no hospital ALBERT EINSTEIN, em SÃO PAULO.

Nasceu LUCAS, filho da atriz FRANCIELY FREDUZESKI e do banqueiro LUIZ CLÁUDIO BARBOSA, na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO.

INTERNADO numa clínica para dependentes químicos o estilista CALVIN KLEIN, de 60 anos. Em CENTER CITY, MINNESOTA, EUA.
  
Pela televisão vejo os lances da GUERRA DO GOLFO, em seu DÉCIMO-SÉTIMO DIA. As forças de coalizão estão no AEROPORTO INTERNACIONAL DE BAGDÁ – antes Aeroporto SADDAM HUSSEIN – mas escaramuças de forças iraquianas não dão sossego às tropas ali entrincheiradas. Ataques maciços de aviões, bombardeando BAGDÁ, dão cobertura aos soldados que já invadiram os arredores da cidade. Há grandes controvérsias por parte das informações televisivas, tanto do lado dos americanos como do lado do IRAQUE. Ambos, querem divulgar notícias de interesses, muitas vezes conflitantes. O IRAQUE não aceita a tomada do AEROPORTO e diz que as forças que o invadiram estão encurraladas nesse local. Isso não é verdade, pois as forças de coalizão têm pleno domínio da situação e rechaçam quaisquer ameaças iraquianas. Por outro lado, o domínio urbano por parte dos americanos não é completo e está longe de se tornar uma realidade. Essa guerra deverá durar muitos dias ainda.

ASSISTO um filme na GLOBO – PLANOS QUASE PERFEITOS, de 1999, dirigido por MIKE BARKER, com ALESSANDRO NIVOLA, REESE WITHERSPOON, JOSH BROLIN e MICHAEL G. HAGHERLY. É a história de um casal que entra numa fria quando ele aceita oferta de emprego em outra cidade e se envolve com traficante de drogas. O rapaz, bem de vida, verifica que está na miséria, após o assassinato de seu pai, dono de uma indústria. Mas não é o que pensa uma quadrilha que vê uma maneira de ganhar dinheiro aprontando em cima dele. Há uma tremenda farsa, onde ele teria servido de motorista para um traficante, no roubo de uma partida de droga, valiosa, a fim de chantageá-lo. No desespero de arrumar dinheiro, tenta roubar uma nota antiga, que daria para pagar o exigido pelo traficante. Para tanto, induz sua companheira a servir de “isca” para um amigo que guarda a peça histórica. Simula-se um estupro e aí vão surgir as verdades desses planos. Interessante pelo epílogo totalmente contrário ao que o espectador espera.

2 004   :   -   SEGUNDA-FEIRA
Quando o sol baixar esta tarde, judeus de todo o mundo darão início à celebração do PESSACH, a PÁSCOA JUDÁICA. Festejada como a data mais solene do calendário judáico, marca a libertação dos hebreus da escravidão no EGITO. É também a origem da PÁSCOA CRISTÃ, que ocorre no domingo, dia 11 de abril, e celebra a ressurreição de JESUS. Na SANTA CEIA, relembrada na quinta-feira santa, dia 9,  JESUS comemorava o PESSACH com seus discípulos, horas antes de ser preso e morto. Do hebraico, a palavra PESSACH significa “passar sobre”. Remonta a uma história de mais de três mil anos, quando os judeus, então chamados de hebreus, viviam como escravos no EGITO. De acordo com as escrituras, DEUS teria enviado pragas para forçar o faraó a libertar os hebreus. O último e mais terrível tormento seria a morte de todos os primogênitos que viviam no país. Para poupar os hebreus, DEUS recomendou que marcassem a porta de suas casas com sangue de cordeiro, de modo que o anjo da morte pudesse “passar sobre” elas. Assim foi feito, os meninos hebreus foram salvos e o povo fugiu rumo à terra prometida, na PALESTINA, guiado por MOISÉS. Desde então celebram a data como a festa de sua libertação.

Começo a semana com o espírito pessimista. Assim é que vou passando as horas até que, presidindo mais uma reunião com os oficiais do MMDS, posso desanuviar os meus pensamentos. O problema da doença de minha mãe traz um sentimento de impotência que me deixa desorientado. Não há o que fazer para melhorar a situação que estamos enfrentando. Recebo conselhos, atenção dos amigos, mas fica pairando sobre mim o fantasma da morte. Depois das 14 horas, com o CORONEL MENDES, vamos tocando as dificuldades na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e as piores são as da PENSÃO ESPECIAL. Não adianta fazermos o trabalho da expedição de certidões porque a Comissão Especial da Revolução corta a maioria dos pedidos. E as pessoas somente podem se desabafar conosco. Também é um ponto de profunda frustração, que durante anos vamos enfrentando e não conseguimos achar uma solução prática. O CORONEL MENDES pretende ir conversar com o Comandante Geral amanhã, levando os últimos problemas nossos para serem analisados e discutidos com vistas à reunião ordinária do CONSELHO SUPREMO, que deveremos ter em fins de abril.
Na última sexta-feira, o CABO MISAEL, que ocupa o cargo de DIRETOR DO MUSEU HISTÓRICO, trouxe ao meu conhecimento que no subterrâneo do Monumento-Mausoléu existem ossos de ex-combatentes desconhecidos. Comento com o MENDES essa situação delicadíssima, pois se verifica que houve um profundo relaxamento, a muitos anos atrás, de quem assim agiu, levando os restos mortais e os abandonando nesse lugar. Vejo que precisamos sepultá-los o mais rapidamente possível. Não sabemos como, mas temos de achar uma solução. Talvez seja esse o ponto mais delicado do restauro do Monumento. Um pouco depois das 16 horas, deixamos a Sociedade. Comentamos o fato de que nesta semana teremos a passagem para a reserva de seis coronéis, por completarem CINCO ANOS no posto. Com duas vagas já existentes, somam oito promoções de tenentes-coronéis ao posto mais alto da Polícia Militar. Conversamos hoje com o TENENTE-CORONEL PM JOEL DE AUGUSTO, que no almanaque dos oficiais aparece em segundo lugar para uma possível promoção. Preterido, é o mesmo de que não mais será promovido a CORONEL, como tem acontecido com vários tenentes-coronéis.
Em casa, telefona-me o Sr MARCONDES. Dona CÉLIA ouviu a minha conversa com o Cel MENDES sobre a questão dos restos mortais dos veteranos no Monumento e ela, apavorada com essa situação, levou ao conhecimento do Sr MARCONDES. Discutimos esse problema e chegamos a mesma conclusão, a de sepultar esses restos mortais no subterrâneo. Não há outra solução. Num segundo telefonema, um pouco mais tarde, ele diz que o GENERAL BUENO quer se encontrar comigo, amanhã, por volta das 11 horas, no Monumento-Mausoléu. Faço ver ao Sr. MARCONDES que o Cel MENDES, como presidente em exercício, precisa saber disso. Ultimamente tem havido certas rusgas entre o general e o MENDES, mas isso precisa ser superado. Depois, faço uma ligação no celular do meu colega, mas apenas posso deixar uma mensagem para que ele entre em contato comigo mais tarde.
Em casa, LUCINDA conta-me que a briga entre MARLENE e JOSÉ CÂNDIDO SILVA parece que foi mesmo para valer. Até agora o casal 21 não se reconciliou. Ele levou seus trastes nesta segunda-feira.

Os 147 anos do CORPO MUSICAL da PM do ESTADO DE SÃO PAULO foram comemorados em sessão solene, nesta segunda-feira, na Assembléia Legislativa. O proponente da homenagem foi o deputado CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES,que também presidiu os trabalhos. Entre as autoridades presentes, o CORONEL PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, comandante geral da PMESP; o MAJOR PM Mús ANTÔNIO CARLOS MARTINS FERNANDES, comandante do CORPO MUSICAL, e o CORONEL PM WÁGNER FERRARI, chefe da Assistência Militar da Assembléia Legislativa. Canções famosas foram entoadas pelo coral e pela banda da PM, como a “PARIS BELFORT”, de FARIGOUL e a “CANÇÃO DOS EXPEDICIONÁRIOS”, de SPÁRTACO ROSSI e GUILHERME DE ALMEIDA. O CORPO MUSICAL foi criado em 7 de abril de 1857, contando com 17 componentes e um sargento mestre. Tinha como missão levar entretenimento às praças aquarteladas. Ao longo dos anos, deixou de entreter apenas a tropa para integrar-se à comunidade paulistana. O CORPO MUSICAL é composto por Quinteto de Sopros, Quinteto de Metais, Jazz Band, Camerata, Coral Masculino, além da famosa Banda Sinfônica.
  
Moradores e comerciantes da VILA MANCHESTER, na região do Córrego ARICANDUVA, na zona leste, voltaram a sofrer com a forte chuva da tarde desta segunda-feira. No início de fevereiro, o bairro foi um dos mais atingidos pelas enchentes que castigaram a cidade. Foram registrados 17 pontos de alagamento. Hoje, a água do córrego voltou a transbordar e a invadir imóveis.

Uma quadrilha formada por pelo menos 20 homens manteve 70 reféns – vários deles crianças - em assalto ao PARQUE RESIDENCIAL SHAMBALA, condomínio de luxo em ATIBAIA, no sábado à noite. Os ladrões ficaram cinco horas e meia no local e, segundo a polícia, invadiram cerca de 20 das 42 casas. Eles recolheram dinheiro, jóias, cartões e celulares. Na fuga, levaram uma das vítimas, que foi solta a 30 km de ATIBAIA. Ninguém ficou ferido.

CERCO SE FECHA AO FILHO DE RUGAI. Exame de grafia revela que foi GIL quem adulterou cinco cheques de vinte mil reais, dando um grande desfalque na produtora da família. O rapaz deixou recado na secretária eletrônica do pai, marcando um encontro, horas depois de saber de sua morte. Seria para forjar um álibi. Uma testemunha reconheceu GIL como um dos homens que deixaram a casa de PERDIZES, pela porta dos fundos, na noite do crime.

DIVULGADO o resultado do exame de DNA do sangue encontrado no pé-de-cabra que o caseiro JOSSIEL CONCEIÇÃO DOS SANTOS teria usado no dia do assassinato do casal de americanos TODD e MICHELLE STAHELI. O sangue não é das vítimas. SANTOS, que havia confessado o crime, desmentiu-se em outros depoimentos e afirmou que recebeu dinheiro para facilitar a entrada dos assassinos na casa. Depois voltou a dizer que praticou o crime.
         
A governadora do RIO, ROSINHA MATHEUS, que se sentiu mal hoje, foi internada no hospital COPA D´OR, com pressão baixa e reclamando de fraqueza. Após exames, o médico particular da governadora, ABDO NEMA, disse que o eletrocardiograma deu normal. ROSINHA, que completa 41 anos amanhã, recebeu hidratação venosa e passará a noite no hospital.

DENUNCIADO o governador de RORAIMA, FRANCISCO FLAMARION PORTELA, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, acusado de desviar recursos da folha de pagamentos do ESTADO por meio de contratação de servidores fantasmas.

EMPOSSADO na presidência do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ÉDSON CARVALHO VIDIGAL, em BRASÍLIA.

HELICÓPTEROS DOS EUA ABREM FOGO CONTRA RADICAIS. Em ação inédita desde o fim da invasão, americanos atiram contra radicais xiitas iraquianos, que ameaçam os EUA com mais mortes.  Dois helicópteros APACHE lançaram fogo contra a vizinhança de SHUALA, ao norte da capital. Centenas de soldados dos EUA cercaram hoje com tanques, caminhões e blindados a turbulenta cidade de FALLUJAH, em uma ação contra os insurgentes que trucidaram quatro civis americanos na semana passada.

MORREU, aos 84 anos, o coreógrafo JOHN TARAS, que atuou no NEW YORK CITY BALLET e no AMERICAN BALLET THEATER. Muito ligado a GEORGE BALANCHINE – de quem foi o braço direito - a carreira de TARAS, porém, decolou graças a dois trabalhos realizados na EUROPA. Era ele quem ensaiava e encenava os balés de BALANCHINE para várias companhias.

Os jornais britânicos desta segunda-feira publicaram que o casamento do jogador DAVID BECKHAM e VICTÓRIA ADAMS estaria com os dias contados. O craque do REAL MADRID teria se apaixonado por sua assistente, REBECCA LOOS, e a ex-SPICE GIRLS estaria inconformada com o caso extraconjugal do marido.

ELEITO governador de ALTAI, na RÚSSIA, o comediante MIKHAIL YEVDOKIMOV. Ele ficou famoso com seus monólogos satíricos e ganhou papéis em diversos filmes.

2 005   :   -   TERÇA-FEIRA
O ESTADO DE SÃO PAULO publica um caderno especial “O ADEUS AO PAPA”, com as principais manchetes: NA BASÍLICA, AO LADO DE PEDRO. JOÃO PAULO II começou a ser velado ontem pelos fiéis, perto dos restos de SÃO PEDRO. Ele será enterrado na sexta-feira, na cripta da Basílica de SÃO PEDRO: PAPA não teria revelado onde queria ser sepultado.
No primeiro dia, 400 mil pessoas fazem fila
“Vou seguir a vontade de DEUS”, diz dom CLÁUDIO
Quem são os papáveis: hoje, cardeal RATZINGER
Em artigo, dom GERALDO analisa o legado
D. EUGÊNIO conta como é a votação no conclave
Onde ele nasceu, uma Babel de orações
Um ultraconservador está no poder: Cardeal carmelengo do VATICANO, EDUARDO MARTINEZ SOMALO é o responsável temporário pelos bens e direitos da SANTA SÉ
No VATICANO, exposto em câmara ardente
Uma libertação para os tormentos do corpo
Escolhas e desafios diante do próximo PAPA
FHC e SARNEY viajam com LULA
Frio, fome e isolamento nas eleições. Na história da sucessão dos chefes da Igreja, muitos casos fascinantes.
WADOWICE reza em muitas línguas
Em 1991, SÔNIA furou o bloqueio e abraçou o PAPA
EMOÇÃO: encontros inesquecíveis.
O JORNAL DA TARDE também publica um caderno, que, com os demais, estão guardados numa pasta especial. Esse caderno tem como título “COMEÇA O VELÓRIO DO PAPA”.
Passo a manhã lendo os jornais “O ESTADO”, “JORNAL DA TARDE”, “DIÁRIO DE SÃO PAULO” e “AGORA”. Alguns dos assuntos que me interessam são colocados em minhas memórias, através computador.

Na cidade de SÃO PAULO, vou até à Associação dos Oficiais de Reserva e Reformados da PMESP. Ali, converso com o CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES, TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM e depois com o presidente, CORONEL PM HERMES CRUZ. Discutimos o motivo da convocação dos associados para uma Assembléia Geral, no próximo dia 14, a fim de se decidir sobre a permanência ou não de dona OLÍVIA na diretoria da Associação. Falamos também sobre a questão do TÚNEL NOVE DE JULHO. Esse assunto ficará para depois, pois deverá haver contatos do presidente da SODEPRO com a AORRPM, antes da reunião, numa das quartas-feiras.
O problema da funcionária MÔNICA ainda não foi resolvido. Converso com LUCIENE sobre esse drama. O pai da MÔNICA é doente, com suspeita de câncer; ela cuida de sete crianças (eram quatro, mas agora somaram os filhos de um cunhado que teve traumatismo craniano, depois de cair de uma moto). Praticamente somente ela é que dá o sustento financeiro para toda a família.
Ainda no MMDC, um assessor do PAULO BOMFIM vem pagar uma parte de sua dívida; passa por aqui também o advogado e conselheiro do MMDC, FERNANDO AUGUSTO C.P.A. LEITE, que foi quem também pagou parte dos atrasados para com a Sociedade.

Um fato desagradável acontece nesta noite em casa. O PAULO CÉSAR sai com o carro de seu pai e, na volta, bate numa pedra que vai rasgar a mangueira por onde passa o combustível. O PM JOÃO fica nervoso. Procura consertar o estrago, pois amanhã cedo vai para o trabalho usando o carro. As coisas somente vão serenar quando o nosso vizinho, o Sr JOSÉ BOARÊTTO, de uma maneira inteligente, coloca um cano de cobre que possibilita a passagem do álcool. Até a LUCINDA fica nervosa com a situação.                                           

DIÁRIO OFICIAL DE 5 DE ABRIL PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM REGINALDO DOS SANTOS, DA DIRETORIA DE TELEFONIA. Nasceu em 6 de julho de 1949. Entrou para a PMESP em 1º de agosto de 1968. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1981; Capitão – 24 de maio de  1988; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.


Dois PMs do COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS – COE – Sargento SANDRO FRANCISCO DE OLIVEIRA e o PM NEIWESTON ALMEIDA SATELES, mais um segundo soldado e um pastor evangélico foram presos pelo Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado, acusados de roubar um milhão e duzentos e quarenta mil reais de uma empresa de ônibus localizada no TATUAPÉ. A polícia suspeita que os militares teriam participado de outros assaltos.
Para assaltar a SP-BUS, a quadrilha utilizou uma KOMBI clonada com adesivos da SP-Trans. Os criminosos simularam ser fiscais para conseguir acesso à empresa e usaram uniformes semelhantes aos da SP-Trans – que administra o transporte público na cidade e também fiscaliza as companhias de ônibus.
Segundo o delegado FÁBIO PINHEIRO LOPES, titular da 4ª Delegacia de Patrimônio do DEIC, o pastor SIDNEY ALVES DE MENEZES, de 25 anos, teria recebido 110 mil reais pela participação no assalto, ocorrido em 19 de novembro de 2004, e com esse dinheiro teria comprado uma chácara em MINAS GERAIS por 28 mil reais, onde estava construíndo uma igreja que chamaria de JESUS É A SOLUÇÃO. Também comprou um GOLF. O SARGENTO SANDRO, de 34 anos, do COE, adquiriu um AUDI A3 turbo, avaliado em 63 mil reais. Ele ainda comprou um GOLF. Segundo o delegado LOPES, os dois veículos foram comprados pelo SARGENTO SANDRO em 24 de novembro e em 28 de dezembro, posteriormente ao assalto. “Esse policial ganha 1.200 reais mensais, mas, como paga pensão alimentícia, sobra-lhe 570 reais. Visto que ele faz faculdade de odontologia, cuja mensalidade custa dois mil reais, é difícil entender de onde veio o dinheiro para comprar dois carros nesse valor”, diz LOPES.
O PM NEIWESTON ALMEIDA SATELES, de 27 anos, também do COE, teria comprado uma PAJERO por 107 mil reais pagos à vista em 28 de novembro. De acordo com o delegado, todos os três participaram do roubo na sede da empresa de ônibus, na rua CANTAGALO.
O PM JERCIEL ALVES MARIA, de 42 anos, do 7º BPMM, foi apontado como a pessoa responsável por passar informações sobre a segurança e a rotina da SP-BUS, local onde fazia bico, de acordo com o DEIC. Um quinto integrante do grupo, identificado como JÚLIO CÉSAR PENA, de 34 anos, dono de um bar, teria sido responsável pela fuga, dirigindo uma VARIANT. Ele está foragido.
O pastor foi preso na quarta-feira passada, dia 30 de março, em ITANHANDU, MINAS. Ele confessou o crime e denunciou os demais acusados. O sargento se entregou na sexta-feira, dia 1º de abril, na sede do DEIC. Os PMs SATELES foi preso na sede do COE e JERSIEL foi detido pela Corregedoria PM hoje no 7º BPMM.
O CORONEL PM TOMAZ ALVES CANGERANA, Comandante do Policiamento de Choque, disse que a PM vai instaurar um Conselho Disciplinar para analisar a culpabilidade dos policiais militares acusados. “Se comprovado que estão envolvidos, serão expulsos. Eles negam o crime e têm direito à defesa e vão tentar provar a inocência. Vamos acompanhar rigorosamente”, adiantou. Segundo CANGERANA, o PM SATELES tem 17 anos na PM e o sargento SANDRO 16 anos. “Nenhum tem inflação na ficha”, disse CANGERANA.


A polícia já não tem dúvidas de que quatro policiais militares executaram as 30 vítimas da chacina de quinta-feira, dia 31 de março, na BAIXADA FLUMINENSE. Eles tiveram a cobertura de pelo menos seis PMs, que destruíram provas e ajudaram na fuga. Hoje, a pedido da Polícia Civil, a Justiça determinou a prisão de seis dos 11 PMs que já estavam detidos.
 
O advogado FRANCISCO LÚCIO FRANÇA, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, assistente da acusação das famílias dos adolescentes que teriam sido mortos por PMs em ITANHAEM, no litoral paulista, tem recebido ameaças de morte desde o julgamento do caso, há quinze dias, quando os PMs foram absolvidos pela Justiça.

A apresentadora da TV BANDEIRANTES, ASTRID FONTENELE, de 44 anos, foi agredida durante assalto no cruzamento das avenidas NOVE DE JULHO e SÃO GABRIEL, no ITAIM BIBI, zona oeste da Capital, hoje pela manhã. Um adolescente que estaria usando uma arma de brinquedo roubou o relógio CARTIER da apresentadora antes de lhe dar um soco no rosto. Ela não registrou ocorrência. Segundo ASTRID, a ação durou cerca de dois minutos. “Eu vi que a arma era de brinquedo. Se o sinal tivesse aberto, eu fugiria. O que me irritou é que ninguém testemunhou, tentou me ajudar, render o rapaz”, disse.

JOSÉ VICENTE MATIAS, o “CORUMBÁ”, confessou hoje à polícia do MARANHÃO o assassinato de mais três mulheres durante suas viagens pelo país. As vítimas foram NATÁLIA CARNEIRO, de 15 anos, SIMONE LIMA PINHO de 26, e LIDIANE VIEIRA DE MELO, de 16 anos. Desta vez, CORUMBÁ alegou que obedecia a ordens do demônio e que sua meta era matar sete mulheres para alcançar a eternidade. CORUMBÁ contou uma história com requintes de crueldade. Disse que se banhava e bebia o sangue de suas vítimas. Ele já confessou o assassinato de três turistas estrangeiras. Uma próxima vítima, segundo ele, seria uma mulher branca e de cabelo ruivo.

O ator LAERTE MORRONE, de 70 anos, morreu hoje no Hospital SÃO PAULO, em conseqüência de complicações de uma cirurgia na vesícula. MORRONE ficou conhecido como o “GARIBALDO” na série infantil “VILA SÉSAMO”, sucesso nos anos 1970 na TV GLOBO, onde atuou ao lado de SÔNIA BRAGA. Ele começou a carreira em 1951, como figurante de óperas, e fez várias novelas, como “SASSARICANDO” (GLOBO, 1987); “PÃO, PÃO, BEIJO, BEIJO” (GLOBO, 1983); e “QUE REI SOU EU?” (GLOBO, 1989). Seu último trabalho na televisão foi em “TIRO E QUEDA”, exibida em 1999 na RECORD. No cinema, ele participou de “TICO-TICO NO FUBÁ” (1952) e “SEARA VERMELHA” (1964).       

A tradicional fumaça branca que há séculos anuncia para o mundo que a Igreja Católica já tem um novo líder receberá um acompanhamento musical pra o sucessor do PAPA JOÃO PAULO II. A congregação-geral dos cardeais, reunida hoje no VATICANO, decidiu que os sinos da basílica de SÃO PEDRO badalarão para que todos saibam da eleição de um novo pontífice. A mudança surpreendeu muitos vaticanistas, mas foi explicada de um modo que lembra ainda a importância que JOÃO PAULO II dava à comunicação com os fiéis. A Igreja quer que não haja dúvidas por parte do público reunido na praça de SÃO PEDRO, tampouco da imprensa.

O cardeal-arcebispo de SÃO PAULO, dom CLÁUDIO HUMMES, apontado como um dos favoritos para suceder JOÃO PAULO II, embarcou às 22 horas para ROMA, onde participará, junto com outros 116 cardeais do mundo todo, do conclave para a escolha do novo PAPA. “Peço para que todos os brasileiros rezem de fato pela Igreja, para que ela possa eleger aquele que DEUS quer. Isso é fundamental, o resto é tudo secundário”, disse o cardeal, no Aeroporto Internacional de CUMBICA, em GUARULHOS.

Preparando-se para a chegada de um número recorde de peregrinos e de autoridades para o funeral do PAPA JOÃO PAULO II, ROMA montou um esquema de segurança que inclui mísseis antiaéreos e a delimitação de uma zona de exclusão aérea. Medidas para acomodar multidões já foram colocadas em prática. A cidade oferece barracas e áreas de camping para centenas de milhares de fiéis que chegam à capital da ITÁLIA sem ter lugar para ficar. Milhares de policiais extras foram chamados de toda a ITÁLIA, mas as autoridades romanas não têm certeza sobre o que esperar. A maior parte prevê que cerca de dois milhões viajem até a cidade, mas alguns falam em quatro milhões, o que dobraria a população de ROMA. Para proteger os chefes de Estado de governo, ROMA fechará seu espaço aéreo durante o funeral. A FORÇA AÉREA italiana disse que também colocará mísseis antiaéreos de prontidão e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) usará aviões de patrulha. Além dos reis, presidentes e primeiros-ministros que estarão presentes, haverá um número grande de líderes religiosos. Pela primeira vez na História, por exemplo, o arcebispo de CANTERBURY, principal figura religiosa da Igreja Anglicana, participará do enterro de um PAPA. O diretor-geral do Rabinato de ISRAEL, ODED VINER, também irá a ROMA, além do líder da Igreja Ortodoxa Grega, arcebispo CHRISTODOULOS.

A reunião para definir o sucessor de JOÃO PAULO II ainda não tem data definida e promete ser tão difícil que parece levar os cardeais eleitores a depositar toda confiança no ESPÍRITO SANTO, a julgar por suas declarações. Oficialmente, não há candidatos nem campanha. A escolha, mediante voto, deve ser feita por consenso. “Rezem por nós”, pediu o cardeal americano WILLIAM BAUM ao chegar a ROMA. “O ESPÍRITO SANTO vai falar e quer que o PAPA seja fiel ao anúncio do Evangelho e dê esperança ao mundo conturbado que temos”, disse o cardeal GERALDO MAJELLA AGNELO, arcebispo de SALVADOR. Para 98% dos cardeais, essa será a primeira participação em uma eleição papal. “Ninguém tem experiência, tudo é novo”, acrescentou o espanhol CARLOS VALLEJO.

O Cardeal-arcebispo do RIO, dom EUSÉBIO SCHEID, criticou duramente o presidente LULA. “Ele não é católico, é caótico”, disse. Dom EUSÉBIO advertiu que LULA não deve dar palpites a favor de dom CLÁUDIO HUMMES, cotado para PAPA, e acredita que o presidente busca “tirar dividendos políticos com isso”. O cardeal colocou em dúvida a fé católica e criticou até a política externa de LULA. “Achei que eram dois bobocas se encontrando”, afirmou, em referência a visita a FIDEL CASTRO.   

O maior escritor da AMÉRICA, como a mídia costumava se referir a SAUL BELLOW, morreu hoje, aos 89 anos, em sua casa de BROOKLINE, no estado de MASSACHUSETTS, EUA, após longa enfermidade. BELLOW comeu peixe contaminado, em 1995. Ficou inconsciente por cinco semanas com seqüelas no sistema nervoso. Premiado com o NOBEL de literatura em 1976, BELLOW tem vários livros publicados no BRASIL, entre eles o último, “RAVELSTEIN (2001, ROCCO), que, de certo modo, resume a galeria de personagens neuróticos e desiludidos dessa sua longa carreira com outros deprimidos introspectivos, descritos por vezes em tom picaresco. Deles, o mais conhecido talvez seja o protagonista de HERZOG (1964). Enquanto WOODY ALLEN fez humor com os mesmos tipos, BELLOW prefere jogá-los num precipício conradiano. BELLOW interpretou a si mesmo em ZELIG (1983), o filme de ALLEN que conta a vida de um homem que troca de personalidade como quem troca de roupa. É uma justa homenagem a BELLOW, que fez de seus amigos modelos para a construção de seu fragmentado alter ego literário. Livros de BELLOW no BRASIL: AGARRE A VIDA – A CONEXÃO BELLAROSA – DEZEMBRO FATAL – PRESENÇA DE MULHER – RAVELSTEIN – TROCANDO OS PÉS PELAS MÃOS – TUDO FAZ SENTIDO – UM FURTO.

RECEBEU ALTA o músico e compositor canadense NEIL YOUNG, de 59 anos, após ter sido operado de um aneurisma cerebral, em NOVA YORK.

2 006  :   -    QUARTA-FEIRA
Nas reuniões dos oficiais do MMDS percebe-se que há um grande interesse político, talvez porque estamos num ano eleitoral, onde muita coisa está mudando. Os governos Estadual e Municipal estão nas mãos do PFL e até agora tudo é uma grande incógnita para a nossa Corporação. Mas não demorará muito para sentirmos os efeitos das novas direções. Enquanto isso, a polícia está em situação deprimente: mal remunerada e com grandes problemas de estresse nas pessoas dos policiais militares. Há uma grande insegurança dos PMs. VICTÓRIO continua ocupadíssimo. Seus relatórios estão demorando a chegar às minhas mãos.
Nesta tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, nossa atividade é intensa. Para começar, tenho de atender dona IVONE CAVALCANTE MACIEL, bibliotecária do CENTRO DE ESTUDOS JOSÉ CELESTINO BOURROUL -  MEMÓRIAL DE 32, situado no 4º andar do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Ela está tendo dificuldade em prestar informações para o público que procura o acervo deixado por CELESTINO BOURROUL, pois não há uma relação dos combatentes de 32. Esse é um problema que também enfrentamos na Sociedade. Ficamos de fornecer o que possuímos. O presidente GINO STRUFFALDI também está prestando informações a pessoas que já querem fazer traslado de restos mortais de combatentes, em 2007. 
Comparecem nesse dia do encontro: CORONEL CANAVÓ, ALDO STRUFFALDI, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, MARIA ODETE. O CORONEL MENDES está na CRUZ AZUL, acompanhando sua sogra. Não dá para comparecer hoje no MMDC. Mantém contato telefônico conosco. Irá amanhã na solenidade de aniversário do CPOR. Nosso presidente não irá ao CPOR, pois sua atenção está toda voltada para a reunião do Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”, na sede da ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA IMPRENSA. 
Além de toda a confusão da tarde, ainda pensamos nessa reunião marcada para amanhã na API, às 16 horas. A idéia é fechar a Sociedade por volta das 15 horas e irmos todos para o local da reunião, a fim de recepcionar os que ali comparecerem. Dona MARIA ODETE irá distribuir um volante sobre esse assunto. O próprio presidente também elaborou um documento que será entregue aos que comparecerem ao evento.
CÁSSIO, da AVXPRO-FILMES, que, juntamente com JORGE e MARCO, estão interessados em fazer um filme sobre a revolução de 1932 (as primeiras tratativas foram realizadas, com o MMDC, em 13 de janeiro), passa nesta tarde pela Sociedade. Diz que a burocracia está emperrando o início das filmagens. Encontra dificuldades na própria Polícia Militar. Cita o nome do advogado PAULO OVÍDIO TODAY, com escritório no prédio número 440 da Rua TABATINGUERA. Disse o advogado que me conhece. O TODAY foi contemporâneo nosso na Escola de Oficiais. Como tenente, pediu passagem para a reserva não remunerada, para exercer uma atividade mais lucrativa, no setor de informática. Há muitos anos não vejo o TODAY.  
Passam hoje pela Sociedade, também, JOSÉ CARLOS BARONE, tenente do Exército; JOSÉ AUGUSTO CARNEIRO, BENEDITO ALVES DA SILVA e RUBENS DEMANE (um dos mais novos associados). Os assuntos tratados são os mais diversos. Isso demonstra que o MMDC está atuante.
Saio tarde da Sociedade. Lamentamos profundamente o drama que está enfrentando nossa funcionária LILIAN. Seu pai está sendo operado da perna. O grande problema é que ele é diabético e há o perigo de precisar amputar uma parte da mesma. É uma situação extremamente desagradável.

Com uma solenidade cívico-militar realizada no pátio do SOLAR DOS ANDRADAS, o CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO (CPOR/SP), comemorou o seu 76º aniversário de criação na manhã desta quinta-feira.  Na oportunidade, autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha “PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA” e “SOLAR DOS ANDRADAS”, o Diploma “AMIGOS DO CPOR/SP” e feitas homenagens para ex-alunos ilustres. O comandante do CPOR/SP, TENENTE-CORONEL DE INFANTARIA SÉRGIO LUIZ TRATZ, agradeceu a presença da comunidade e disse que os portões daquela tradicional instituição de ensino militar localizada em SANTANA sempre estarão abertos. Ele destacou o fato do CPOR/SP já ter formado mais de 16 mil oficiais e ter participado dos fatos mais importantes da história de SÃO PAULO e do BRASIL.

Em casa, ainda pensando no MMDC, faço a minuta de um documento a respeito do médico TUFFIK MATTAR. O advogado WILSON VENTURELLI HELÚ trouxe uma certidão fornecida pela Prefeitura de SÃO PAULO, onde o tempo que ele serviu na Revolução de 1932 foi contado em dobro. Pretende obter a isenção do IPTU, no município do GUARUJÁ, onde reside TUFFIK. Acontece que ele nasceu em 16 de novembro de 1921, tendo pouco mais de dez anos quando “estourou” o Movimento Constitucionalista de 1932. Foi auxiliar dos correios. Na época, realmente, muitos menores de idade participaram do esforço logístico (havia até batalhões de menores, principalmente os escoteiros). Alguns deles recebem até a PENSÃO ESPECIAL.

O último “palhaço típico, aquele que nasceu com o dom”, morreu hoje pela manhã. GEORGE SAVALLA, o “CAREQUINHA”, acreditava que era o único palhaço sobrevivente dessa linhagem. Ele teve morte súbita, aos 90 anos, enquanto dormia, provavelmente em decorrência de problemas cardíacos. O corpo seria enterrado na tarde desta quarta-feira, em SÃO GONÇALO, no GRANDE RIO, cidade em que morava desde os 7 anos, e onde hoje foram decretados ponto facultativo e luto, durante três dias. CAREQUINHA foi vestido com o mesmo terno com o qual se apresentava no circo – do jeito que desejava. O artista tinha problemas de saúde havia alguns anos. Em 2005, uma pneumonia dupla o deixou na UTI por 28 dias. Na noite de 3 de abril  sentiu dores no peito, mas decidiu ir ao médico somente ontem pela manhã, contou seu cardiologista  LEANDRO PEREIRA DE SOUZA.  O corpo foi encontrado às 6 horas, na cama, pela família. O velório está sendo feito no Centro Cultural JOAQUIM LAVOURA, em SÃO GONÇALO, providenciado pela prefeitura, que pagaria também o enterro no Cemitério SÃO MIGUEL. WELLINGTON GOMES, de 59 anos, um de seus cinco filhos (ele tinha quatro netos e três bisnetos), contou que CAREQUINHA pegara no sono, na noite de terça-feira, vendo TV, como de costume. “Ainda voltei ao quarto à meia-noite, para desligar o aparelho”. Sua esposa, dona EUPÍDEA, casada com SAVALLA havia seis décadas, sofre do mal de ALZHEIMER.
CAREQUINHA se apresentou pela última vez no dia 27, na SEMANA NACIONAL DO CIRCO. Já estava bem debilitado, como lembrou a nora CRISTIANE GOMES, mulher de seu filho TAIRONE. “Estava fraco, mas se preocupava com os shows. Sempre dizia: TENHO QUE IR”. GEORGE SAVALLA GOMES nasceu em 1915, em RIO BONITO, no GRANDE RIO. Nasceu, de fato, no circo – sua mãe, a equilibrista ELISA SAVALLA, andava na corda bamba quando sentiu as primeiras dores do parto. Logo depois, sob a lona do CIRCO PERUANO, deu à luz. Cinco anos mais tarde, ele já encarnava a figura que o tornou famoso. “Meu padrasto colocou uma careca na minha cabeça e disse: Você vai ser palhaço. Não sou o melhor palhaço do BRASIL, mas sou o mais querido”, contou ele ao “ESTADO” em dezembro de 2001. CAREQUINHA estrelou o primeiro programa da primeira emissora de TV brasileira, o CIRCO BOMBRIL, em 1951, na TUPI. O “respeitável público” era composto por crianças que moravam na vizinhança. Suas brincadeiras são copiadas até por XUXA e ANGÉLICA. Foi nessa época que inventou o primeiro bordão: “Ta certo ou não ta, garotada?” Muitos surgiriam depois: “O bom menino não faz xixi na cama/ o bom menino não faz malcriação”, “ai, ai, ai, o carrapato não tem pai”. Ele foi pioneiro também no uso do nariz vermelho que se popularizou como símbolo do palhaço. CAREQUINHA ouviu de um menino um conselho para usar chiclete no lugar da bola de plástico: “Chiclete cola tudo”, disse o garoto. Comprou oito sabor hortelã e deu para as crianças mascarem. “Depois, é só lavar, moldar e pintar. Dura cinco meses”. Na ocasião, CAREQUINHA disse que a figura principal do circo havia mudado. “O palhaço tem hoje papel secundário, virou distração entre os números circenses”. Mesmo assim, não desistia. Preparava o neto IAGO para sucedê-lo. O menino se apresentou no ano passado como palhaço GABIROBA em festa que celebrava os 90 anos de seu avô.

A polícia localizou hoje a mulher que sobreviveu à chacina feita por supostos integrantes do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL no PARQUE DE TAIPAS, zona norte da Capital. Os bandidos seqüestraram e mataram quatro homens, que seriam da facção criminosa rival COMANDO REVOLUCIONARIO BRASILEIRO DA CRIMINALIDADE. Um outro homem e a mulher encontrada hoje também foram feridos a machadadas. MARIA APARECIDA BARBOSA foi encontrada hoje à tarde por PMs na Avenida DEPUTADO CANTÍDIO SAMPAIO.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA conversou por 14 minutos hoje, por volta das 19 horas, com o astronauta MARCOS PONTES, que está há quase uma semana na Estação Espacial Internacional (ISS). LULA mandou um abraço para os astronautas que estão na estação, brincou sobre futebol e defendeu a MISSÃO CENTENÁRIO. 

A Câmara dos Deputados repetiu a dose e mais um mensaleiro escapou de perder o mandato. O ex-presidente da Casa, ex-pré-candidato ao governo de SÃO PAULO e uma das estrelas do PT envolvidas no escândalo do mensalão, JOÃO PAULO CUNHA, foi absolvido hoje por 256 votos contra o pedido de cassação encaminhado pelo CONSELHO DE ÉTICA. Eram necessários 257 votos, no mínimo, para ser aprovada a cassação, mas apenas 209 parlamentares votaram pela perda do mandato. Com essa decisão, o relator do caso, CÉZAR SCHIRMER, decidiu abandonar o CONSELHO DE ÉTICA, decisão que anunciará amanhã na reunião do colegiado. JOÃO PAULO é o terceiro petista envolvido no escândalo que escapa da perda de mandato.

O SÃO PAULO falhou demais e sofreu dupla derrota, esta noite, na TAÇA LIBERTADORES, no MORUMBI. Caiu por 2 a 1 diante do CHIVAS GUADALAJARA, do MÉXICO, e perdeu uma invencibilidade de 30 jogos – o último revés em casa ocorreu dia 8 de maio de 1987: 2 a 1 para o COLO-COLO, do CHILE. O resultado negativo também dificulta a classificação do time de MURICY RAMALHO, que ocupa o segundo lugar no grupo 1, com 6 pontos, seguidos por CARACAS, com 4 e CIENCIANO, com 3. Líderes com 10 pontos, os mexicanos praticamente se garantiram nas oitavas-de-final.

FALECEU nesta Capital, aos 83 anos, PAULO FERRAZ DE SAMPAIO. Pertencente a tradicionais troncos paulistas, era filho do senhor JOÃO BAPTISTA FERRAZ DE SAMPAIO e de dona ANA CÂNDIDA FERRAZ DE SAMPAIO, falecidos. O corpo será trasladado do velório da BENEFICÊNCIA PORTUGUESA para o crematório de VILA ALPINA. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 11, às 10 horas, na Igreja de SÃO JOSÉ, na rua DINAMARCA, 32, JARDIM EUROPA.

ANUNCIOU que está com leucemia o deputado federal ENÉAS CARNEIRO. Ele diz ter tirado a famosa barba, que cultivava havia anos, apesar da doença. Apesar da saúde debilitada, ENÉAS – o deputado mais votado da história, com 1,57 milhão de votos em 2002 – afirmou que disputará pela quarta vez a Presidência, em BRASÍLIA.

MORREU o brasileiro MARCUS VINÍCIUS BERTÉ ao salvar uma mulher belga de 115 quilos que se afogava num canal gelado, em BRUXELAS. Ela sobreviveu.

O cantor norte-americano GENE PITNEY, famoso nos anos 1960, foi encontrado morte nesta quarta-feira no hotel HILTON, de CARDIFF, no PAÍS DE GALES. Segundo a polícia, a morte não parece suspeita e tem indícios de que foi provocada por causas naturais. Ontem o cantor havia se apresentado no teatro ST. DAVID, de CARDIFF, e estava previsto um concerto em BRISTOL. Aos 65 anos, de causa não revelada. PITNEY ficou conhecido pelas suas músicas gravadas por RICKY NELSON e ROY ORBISON. Em CARDIFF, PAÍS DE GALES.

Admitiu que mandou matar xiitas o ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN, interrogado no processo sobre o massacre de 148 homens e meninos em DUJAIL, em 1982. ele alegou que os xiitas ameaçavam matá-lo e por isso teria aprovado a sentença de execução. No Tribunal Especial Iraquiano, em BAGDÁ.

Descobertos fósseis de uma espécie de peixe chamada TIKTAALIK ROSEAE, um predador de dentes afiados e nadadeiras que suportam o peso do corpo. A espécie é um elo entre os peixes e os primeiros animais que saíram da água para caminhar sobre a terra, há 375 milhões de anos. A descoberta foi publicada na revista científica NATURE. Na ILHA ELLESMERE, no ÁRTICO CANADENSE.  
  
2 007      :     -    QUINTA-FEIRA
Um chuvisqueiro traz a queda de temperatura. Mas o calor foi tanto nos últimos dias que até agrada o clima que está fazendo nesta quinta-feira. Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO e, no encontro com os oficiais do MMDS apenas tratamos das amenidades da Páscoa. São cumprimentos formais e, logo após, cada um vai para o seu lado. Com AMÉRICO, dou um pulo na agência do BANESPA. Depois, rumo para o MMDC. Esta é uma data sem nada para fazer. Face a quietude da Sociedade, elaboro um ofício para o DIÁRIO DE SÃO PAULO pedindo a colaboração do jornal em localizar os últimos veteranos vivos. Ao mesmo tempo, também solicito ao redator chefe a convocação dos associados para a Assembléia Geral Eleitoral do dia 30 próximo. GINO telefona e pede para ficar em casa nesta quinta-feira com cara de feriado. O MENDES nem telefona.´
Quase às 16 horas, presenteamos as funcionárias LILIAN e MARINEI e a diarista GENILZA com ovos de páscoa. É a maneira encontrada para cumprimentá-las. Ameaça chover e venho para casa mais cedo.

Ontem, o técnico CAIO JÚNIOR disse que o jogo do PALMEIRAS contra o IPATINGA, no PALESTRA ITÁLIA, seria de “vida e morte”. Para os palmeirenses a partida foi de morte. Em um emocionante jogo, o time da casa fez 2 a 0 e levou a decisão para os pênaltis (havia perdido a partida de ida pelo mesmo placar). Na bola parada, derrota por 4 a 3. Com EDMUNDO, que entrou no segundo tempo, desperdiçando uma das cobranças. Eliminado da COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS volta suas atenções para o CAMPEONATO PAULISTA. Na quinta colocação, com 31 pontos, precisa da vitória contra o GUARATINGUETÁ, no domingo, no PALESTRA para buscar uma das vagas nas semifinais.

O SANTOS jogou o suficiente para vencer o DEFENSOR, hoje, em MONTEVIDÉU, por 2 a 0, e manter 100% de aproveitamento na primeira fase da TAÇA LIBERTADORES. O time soma 15 pontos, em cinco rodadas, e volta a campo dia 19, diante do fraco DEPORTIVO PASTO, da COLÔMBIA, na VILA BELMIRO. Mais um triunfo e os santistas garantem a melhor campanha e a vantagem de decidir todas as fases eliminatórias em casa.

A greve dos controladores de vôo da semana passada transformou a PÁSCOA deste ano num feriado atípico. Ela afugentou passageiros dos aeroportos, provocou redução da venda de pacotes turísticos e cancelamento de reservas. Em muitos casos, porém, os turistas não desistiram da viagem; só mudaram o meio de transporte e o destino. Algumas das principais estradas de SÃO PAULO registraram movimento no mínimo semelhantes ao da PÁSCOA passada, enquanto a Polícia Rodoviária Federal projetou aumento de 30% no movimento nos 60 mil quilômetros da malha federal.

Sob ameaça de punição e com a missão de convencer o governo a reabrir negociações, os controladores de vôo militares fizeram hoje uma retratação – jargão usado nos quartéis para um pedido formal de desculpas. Em nota, pediram perdão à sociedade brasileira pelos “grandes traumas” decorrentes da greve da categoria há uma semana, que fechou os principais aeroportos do país. No texto, divulgado em seu site, a Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) reafirma ainda respeito aos pilares da Força – hierarquia e disciplina – e a seus superiores. Na avaliação do Comando da Força Aérea, a nota foi entendida como um sinal de que os controladores finalmente “jogaram a toalha”. Mas, por precaução, a FAB decidiu reforçar os sistemas de segurança para evitar qualquer risco de panes nos feriado da PÁSCOA. 

Um jato de spray pimenta atirado por um policial militar contra o rosto de uma menina de oito anos provocou uma grande confusão durante uma manifestação de famílias que haviam perdido suas casas num incêndio. A agressão a CARLA NAIARA BATISTA DA SILVA aconteceu às 6;20 horas, quando cerca de 100 pessoas, a maioria mulheres e crianças, interditavam a Avenida DOM PEDRO I, no CAMBUCI. Elas fecharam o trânsito para protestar porque nenhum órgão da Prefeitura tinha aparecido para cadastrar os desabrigados. O incêndio ocorreu às 3 horas,numa gráfica abandonada onde viviam cerca de 120 famílias.

O PM JÚLIO CÉSAR BORGES, de 31 anos, lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, foi preso, suspeito de furtar mercadorias avaliadas em R$309,88 do supermercado COMPREBEM, da rua BOA VISTA, 523, em SÃO CAETANO DO SUL, ABC, onde ele fazia “bico” como segurança há cerca de oito meses. Junto com o policial também foi detido o repositor de estoques ALEXSANDRO DO NASCIMENTO, de 26 anos, que assumiu toda a responsabilidade pelo crime. O PM negou envolvimento no furto.

O GENERAL-DE-BRIGADA FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO, comandante da 12ª BRIGADA DE INFANTARIA (AEROMÓVEL), apresentou hoje, em CAÇAPAVA, o esquema de segurança que vai funcionar durante a visita do PAPA BENTO XVI à APARECIDA, em maio.
Batizadas como “OPERAÇÃO ARCANJO”, as ações planejadas e coordenadas pelo oficial envolverão pelo menos outros dez órgãos relacionados à segurança. Estarão trabalhando 3,5 mil homens, sendo 1,5 mil pertencentes ao Exército. “A segurança pessoal do PAPA estará a cargo da polícia do VATICANO e de homens da Polícia Federal. Nós cuidaremos das áreas que envolvem os deslocamentos do PAPA e as concentrações de público”, disse o GENERAL FLORIANO PEIXOTO. O percurso entre o Seminário BOM JESUS e a BASÍLICA NACIONAL será feito no papamóvel. Para percorrer os 30 km de ida e volta até a FAZENDA ESPERANÇA, em GUARATINGUETÁ, o PAPA usará carro blindado, providenciado pelo ITAMARATY. Entre os dias 21 e 25 de abril os militares farão ensaio geral e, em 8 de maio ocuparão toda a área delimitada para a operação.

Morreu hoje, às 11:30 horas, o diretor teatral OSMAR RODRIGUES CRUZ, aos 83 anos, de falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer nos ossos. CRUZ estava internado havia 11 dias no Hospital ALBERT EINSTEIN e vinha sofrendo da doença por cerca de dez anos. Será cremado amanhã, às 10 horas, no Cemitério Crematório HORTO DA PAZ, em ITAPECERICA DA SERRA.
O encenador paulistano foi quem criou o TEATRO POPULAR DO SESI em 1963, que até hoje funciona no edifício da FIESP na Avenida PAULISTA com produções de alta qualidade oferecidas ao público gratuitamente. Ele foi diretor do teatro até 1993, dirigindo sucessos de público como O AVARENTO (1963), de MOLIÈRE, A FALECIDA (1979), de NELSON RODRIGUES, O SANTO MILAGROSO (1981 a 1983, recorde de tempo em cartaz no SESI), de LAURO CÉSAR MUNIZ, entre tantos outros.
Formado em Economia em 1947, nunca deixou o teatro de lado, apresentado por seu pai na infância. OS ESPECTROS, de IBSEN, foi a peça mais importante que dirigiu com amadores na faculdade, em 1947. Dirigiu teleteatros semanais na extinta TV TUPI, na década de 1950. Lançou em 2001 o livro OSMAR RODRIGUES CRUZ – UMA VIDA NO TEATRO, uma compilação de mais de 50 anos do seu arquivo sobre o universo teatral paulista, co-organizado com sua única filha, EUGÊNIA RODRIGUES CRUZ, também atriz.  


O governo colombiano informou que prendeu o brasileiro MICHAEL CUELLO SOUZA, acusado de pertencer às Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC), grupo guerrilheiro que domina parte do território daquele país e luta contra o governo para chegar ao poder. SOUZA, de 30 anos, é acusado por órgãos de inteligência da COLÔMBIA de ter participado de um ataque das FARC que matou 37 militares em junho de 2001. 

ALI AKBAR VELAYATI, conselheiro do líder supremo do IRÃ, aiatolá ALI KHAMENEI, disse hoje que TEERÃ recebeu uma carta da GRÃ-BRETANHA antes de libertar os 15 marinheiros e fuzileiros navais britânicos. O primeiro-ministro britânico, TONY BLAIR, no entanto, negou que tenha havido um acordo para libertá-los. Os marinheiros retornaram hoje a LONDRES. Os britânicos foram capturados no dia 23 de março pelo IRÃ, que os acusou de invadir as águas territoriais iranianas durante uma missão de patrulha no GOLFO PÉRSICO. LONDRES nega a acusação. Na quarta-feira, ontem, MAHMUD AHMADINEJAD, anunciou a libertação dos 15 marinheiros como um “presente de Páscoa ao povo britânico”.

Quatro soldados britânicos – entre eles duas mulheres – e um tradutor iraquiano foram mortos hoje em uma emboscada na cidade de BASRA, sul do IRAQUE. O comboio em que eles viajavam foi atingido por uma bomba e atacado por disparos de arma leve. Essa foi a maior perda de soldados britânicos no IRAQUE em quatro meses. Alvo de ataques diários, as forças britânicas estão gradativamente entregando o controle da segurança de BASRA às forças iraquianas.

Um navio de cruzeiro com vários brasileiros a bordo bateu em rochas e começou a afundar hoje no porto de SANTORINI, na GRÉCIA, obrigando as autoridades gregas a resgatar cerca de 1.600 passageiros e tripulação. O acidente com o navio SEA DIAMOND, de bandeira grega e operado pela LOUIS CRUISE LINES, ocorreu quando aportava na ILHA DE SANTORINI, a 200 km da GRÉCIA CONTINENTAL.

O PAPA BENTO XVI celebrou hoje no VATICANO as missas de SANTOS ÓLEOS e do LAVA-PÉS, em que, a exemplo do ato de humildade e serviço de JESUS ante seus 12 apóstolos, lavou os pés de 12 religiosos leigos. Com isso, a SANTA SÉ iniciou as comemorações da PAIXÃO E RESSURREIÇÃO DE CRISTO, ponto culminante do ano litúrgico da Igreja Católica e de outras denominações cristãs.  

O historiador alemão WERNER MASER, autor de uma das mais famosas biografias de ADOLF HITLER e investigador dos arquivos nazistas, morreu nesta quinta-feira, aos 84 anos. MASER é autor dos livros HITLER: LEGENDE. MYTHOS, publicado em 1971 e traduzido para 22 idiomas, assim como DER WORTBRUCH. HITLER, STALIN UND DER ZWEITE WELTKRIGEG, de 1994 (A PALAVRA ROTA. HITLER, STALIN E A 2ª GUERRA MUNDIAL). MASER foi mais do que um simples biógrafo, uma vez que, nomeado administrador dos bens dos herdeiros do FÜRHER, investigou os processos de NUREMBERG e revelou serem falsos os supostos diários de HITLER publicados em 1983.

2 008      :      -      SÁBADO
Não consigo dormir direito nesta noite. Por volta das 7 horas estou no computador. Faço um arquivo de ALEXANDRE CASTILHO, desde o dia 27 de março, que foi quando ele veio à Sociedade Veteranos de 32-MMDC e ofereceu seus préstimos na montagem de um portal da Revolução Constitucionalista. Citou ele o nome de sua avó, DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA e aí começaram tratativas no sentido de fazê-la Comandante do Exército Constitucionalista no próximo 9 de Julho.
Depois de ler os costumeiros jornais, não me sinto bem. Por volta das 10 horas, sou obrigado a deitar e apenas levanto quando LUCINDA me acorda. Assisto os jornais da tarde. 

O DIÁRIO OFICIAL deste sábado publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM ARY ACIR AYRES DE SOUZA, do CPA/M-8. Ele nasceu no dia 25 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2007.

Lendo os e-mails dos oficiais que pertencem ao GRUPO BARRO BRANCO, fico sabendo que constam de uma lista os seis nomes de coronéis escolhidos que participarão de uma lista tríplice que irá para o governador. Desta lista sairá o nome do coronel que será Juiz do Tribunal de Justiça Militar. São eles:
GAIOTTO, MENEGUCCI, LUIZ PEREIRA, COSTA, GERALDI e ROSOLEN. Uma audiência marcada para um grupo de oficiais irem até a Assembléia Legislativa, a fim de levarem um documento ao deputado estadual FERNANDO CAPEZ, no sentido de que interceda a favor de reajuste de vencimentos para os oficiais da reserva e reformados, foi abortada, sabiamente, pois isso daria margem ao próprio governador de não atender a reivindicação e todo o trabalho do GRUPO BARRO BRANCO nesse sentido cairia por terra. A força contra JOSÉ SERRA deverá ser maior e aguarda-se a decisão do Grupo depois da Assembléia marcada para o dia 26.

Na tarde, LUCINDA recebe a visita da RENATA, que traz consigo a filha MARYA LUIZA, que nasceu no dia 25 de janeiro, prematuramente. A gestação da RENATA foi problemática, com várias internações, por causa de suas doenças. A menina, agora, está bem.

FELIPE MASSA dominou o fim de semana do GP DO BAHREIN até os minutos finais do treino de classificação. E, quando parecia que a pole position estava no papo para o brasileiro, apareceu o polonês ROBERT KUBICA para roubar-lhe a primeira colocação. Esse resultado é histórico. KUBICA obtém sua primeira pole position na Fórmula 1, que é também a primeira de um piloto de seu país. E, além disso, a BMW-SAUBER, equipe que entrou na categoria em 2005, jamais havia largado na primeira posição de um GP.
Em terceiro lugar na prova barenita sairá o líder do Mundial, o inglês LEWIS HAMILTON, da McLAREN. O atual campeão da F-1, o finlandês KIMI RAIKKONEN, da FERRARI, largará em quarto lugar. RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, ficou na 12ª classificação e NELSINHO PIQUET, da RENAULT, foi o 14º colocado.

O advogado ANTÔNIO NARDONI, pai de ALEXANDRE ALVES NARDONI, passou 40 minutos com o filho, no 77º DP (SANTA CECÍLIA), hoje. Presos provisórios só podem receber visitas de familiares após uma semana, mas NARDONI conseguiu “furar” as regras da Secretaria da Segurança Pública, valendo-se da condição de advogado.
Cursos de Direito de faculdades particulares acirram, ano a ano, a disputa por alunos da Academia do Barro Branco, formadora de oficiais da Polícia Militar. Como o curso militar oferece sólida formação jurídica, instituições como a UNIVERSIDADE BANDEIRANTE (UNIBAN) e a UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL) passaram a adaptar o currículo de Direito à grade do BARRO BRANCO e criaram turmas específicas para oficiais.
Depois de quatro anos na Academia da PM, cujo diploma equivale a um curso superior, os formandos são atraídos pela chance de se tornarem bacharéis em Direito com apenas mais um ano de estudo.
“Algumas universidades pegam esse público porque pode ajudar a melhorar a nota no Provão”, diz o TENENTE PM CÍCERO RÓBSON COIMBRA NEVES, de 38 anos, professor de Direito Penal Militar na Academia.
(Essa notícia está publicada no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO)

O Ministério Público confirmou que a morte de ISABELLA será reconstituída. Segundo a revista “VEJA”, a polícia também investiga a possibilidade de a voz da criança que gritava “pára, pai, pára, pai” ser do irmão por parte de pai da menina, que tem 3 anos. Os policiais ainda suspeitam que ISABELLA começou a ser agredida no carro pelo pai ou pela madrasta.  
ISABELLA OLIVEIRA NARDONI, de 5 anos, foi espancada. Essa foi a conclusão de peritos criminais e médicos-legistas envolvidos na apuração do caso depois de reunião, ontem, no IML. Durante o encontro, as fotos tiradas durante a necropsia foram exibidas aos peritos médicos e criminais. O caso foi discutido entre especialistas, como dentistas – desconfiava-se que lesões na perna da menina pudessem ter sido causadas por mordidas, o que foi descartado. ISABELLA apanhou antes de cair ou ser atirada do 6º andar do prédio. Desde o primeiro exame no cadáver da criança, médicos-legistas constataram no cérebro uma pequena hemorragia comumente presente em casos descritos pela Medicina Forense com Síndrome da Criança Espancada. “O corpo apresenta várias escoriações e hematomas próprios de pancadas”, atestou um perito que teve acesso aos autos preliminares do IML. “Ela foi espancada”. 
A menina tinha na cabeça um ferimento que sangrou e uma lesão cervical que pode indicar esganadura. Entretanto, a suspeita maior dos peritos é de que ela tenha sido sufocada. A asfixia, dizem eles, faria parte do processo de violência que a criança foi submetida. ISABELLA sofreu e a prova disso seriam sinais como as manchas de TARDIEU e PALTAUF no pulmão, lesão subpleural associada ao sofrimento por asfixia. Havia manchas vermelhas no coração (petéquias) e as pontas dos dedos estavam arroxeadas, sinal evidente de desoxigenação dos tecidos. ISABELLA tinha ainda uma fratura observada no osso escafóide, próximo do pulso. Ela ocorreu quando a menina estava viva e foi possivelmente causada por uma torção. Apesar de todas as análises realizadas, CÉSAR ainda não definiu qual a causa da morte da menina – asfixia ou a queda do 6º andar. Isso se deve ao fato de ISABELLA não ter sofrido politraumatismos ou hemorragias importantes no tórax e abdômen.

Em 2h25min de partida, a americana SERENA WILLIAMS conquista seu quinto título do WTA DE MIAMI. Ela derrota a sérvia JELENA JANKOVIC. Com a conquista, SERENA se iguala à alemã STEFFI GRAF, em número de títulos do torneio. A tenista americana foi campeã em 2002, 2003, 2004 e 2007, enquanto que STEFFI ocupou o lugar mais alto do pódio em 1987, 1988, 1994, 1995 e 1996.  

Um guerrilheiro das FARC preso na semana passada e identificado como o médico da cúpula da organização disse que o estado de saúde da ex-senadora INGRID BETANCOURT é muito delicado. Ex-candidata à Presidência, ela foi seqüestrada em 2002 e desde então vem sendo mantida refém em cativeiro na selva. O médico, HEIVER URIEL RODRÍGUEZ CRUZ, foi detido perto de BOGOTÁ em 29 de março e fez à promotoria um relato dos problemas médicos de INGRID cuja saúde debilitada deu origem a uma campanha internacional por sua libertação.
Segundo RODRÍGUEZ CRUZ, que disse ter atendido a ex-senadora, ela sofre de malária, desnutrição aguda, gastrite crônica com refluxo de esôfago, problemas intestinais e dor aguda. O médico, de 54 anos, era seguido por agentes de investigação há um ano, suspeito de colaborar com as FARC. A promotoria o acusa de montar um centro de saúde nas montanhas para atender aos membros da guerrilha e fazer aborto nas mulheres rebeldes. Ele já teria atendido também ao líder das FARC, MANUEL MARULANDA, o TIROFIJO.
O silêncio e o aparente insucesso da missão humanitária francesa que tem como objetivo prestar socorro médico à ex-candidata à presidência da COLÔMBIA, pode estar escondendo uma intensa negociação de bastidores entre os países mediadores de um acordo e as FARC. A opinião é de um dos maiores especialistas em AMÉRICA LATINA, na FRANÇA, o cientista político OLIVIER DABÈNE, do INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS DE PARIS (SCIENCES PO). 

Faleceu neste sábado, em LOS ANGELES, o diretor de cinema e TV, ALEX GRASSHOFF. Ele tinha 79 anos e morreu por complicações numa cirurgia de marca-passo. GRASSHOFF fez história ao ganhar o OSCAR pelo documentário YOUNG AMERICANS, em 1969. Até aí, tudo bem, o que veio depois é único na história da Academia de HOLLYWOOD. Ao descobrir que o filme tivera uma exibição pública dois anos antes, e portanto não estava mais em condições de concorrer ao prêmio, a Academia enviou uma carta formal, assinada por seu então presidente, GREGORY PECK, solicitando a GRASSHOFF que devolvesse o OSCAR, o que ele fez. 

2 009:          -       DOMINGO
Seja com pista seca ou debaixo de um toró fenomenal, só dá JENSON BUTTON na temporada 2009 da Fórmula 1. O piloto inglês venceu hoje o GP DA MALÁSIA, na pista de SEPANG, e disparou na classificação do Mundial de Pilotos com 15 pontos, cinco a mais que seu companheiro da BRAWN GP, o brasileiro RUBENS BARRICHELLO. Por causa da chuva, a corrida terminou apenas com 31 voltas e pouco mais de 1 hora de prova. BUTTON, da estreante BRAWN, líder da prova no momento da interrupção, foi declarado o vencedor. Além do temporal que caiu sobre SEPANG, a falta de luz natural – a corrida começou às 17 horas da MALÁSIA – obrigou os comissários a encerrar a prova. Como não teve mais de dois terços completados, apenas a metade dos pontos foram computados. O fato não acontecia desde 1991. O alemão NICK HEIDFELD, da BMW, foi o segundo. TIMO GLOCK, que se beneficiou com as paradas e a chuva, foi o terceiro. JARNO TRULLI chegou em quarto. BARRICHELLO, que largou em oitavo, terminou em quinto. Já FELIPE MASSA, da FERRARI, foi o nono e continua sem marcar pontos no Mundial, repetindo o que ocorrera nas duas primeiras provas do ano passado. NELSINHO PIQUET, da RENAULT, foi o 13º.

Leio os jornais costumeiros. O ESTADO DE SÃO PAULO traz um encarte sobre a “AMAZÔNIA DE EUCLIDES”. A viagem realizada pelo repórter DANIEL PIZA e pelo fotógrafo TIAGO QUEIROZ ao longo do rio PURUS reconstituiu a expedição chefiada em 1905 pelo escritor e engenheiro EUCLIDES DA CUNHA, cujo centenário de morte é lembrado neste ano. A reportagem, parte de um projeto multimídia do GRUPO ESTADO que ainda inclui Internet, documentário e rádio, mostra que a AMAZÔNIA visitada por EUCLIDES continua muito parecida como paisagem e enigma, apesar das transformações que vieram com o fim dos seringais e a chegada dos índios.
Já o caderno “METRÓPOLE” trata da segurança pública: 190: só 13% dos casos são de polícia. O serviço recebe 35 mil ligações por dia, em média. Mas só 13% se referem a ocorrências policiais – e menos ainda resultam no envio de viatura. Mais de 30 mil registros, 87% das chamadas, são engano (31%), pedido de orientações sobre outros serviços públicos (30%), trotes (21%) e chamadas para o Corpo de Bombeiros (5%). Há quem ligue até para saber quando termina o horário de verão.
SÃO PAULO terá uma nova linha direta com a população, 24 horas, para centralizar chamada à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a serviços municipais, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Defesa Civil, o Serviço Funerário e o Centro de Zoonoses. A Prefeitura estuda integrar o sistema à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). De acordo com o MAJOR PM ALFREDO DEAK JÚNIOR, assessor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública, o número entrará em operação dentro de 15 dias e se integrará ao 190.

Hoje faz 83 dias que ANA, MAX, FRANCINE e PRISCILA estão confinados na casa mais vigiada do BRASIL. Depois de amanhã, um deles sairá com um milhão de reais a mais na conta bancária. A gente sabe que quem vota e escolhe o vencedor é o público, mas a revista “DIÁRIO 10” decidiu consultar alguns especialistas em esoterismo para saber qual dos quatro participantes tem mais chance de chegar lá. Os búzios, jogados por WÁLTER D´OXOGUIÁ, apontam ANA como a grande favorita. O escritor e espiritualista ANDRÉ MANTOVANNI viu nas runas que MAX passa por um “momento de colheita principalmente no campo material” – nada mais do que um prêmio de um milhão de reais. Os cálculos da numerologia feitos pelo filósofo YUBERTSON MIRANDA também apostam em MAX. Já a taráloga VANESSA MAZZA FURQUIM não aponta favoritos, mas vê nas cartas que, se FRAN quiser vencer, “terá que conseguir manter estável e muito lúcida”.

Não houve espaço para zebras de última hora. As semifinais do Campeonato Paulista será disputadas pelos quatro principais times do Estado, em seqüência idêntica àquela ocorrida em 2000. PALMEIRAS, líder da primeira fase, fará dois jogos contra o SANTOS, que hoje garantiu a quarta vaga. O vice-líder SÃO PAULO vai medir forças com o CORINTHIANS. GUARATINGUETÁ, MARÍLIA, GUARANI e NOROESTE caíram para a Série A2.
O SÃO PAULO enfrentou o calor de PRESIDENTE PRUDENTE com um time reserva e conseguiu segurar a 2ª posição no campeonato paulista. Empatou com o SÃO CAETANO em 2 a 2. Pelo mesmo placar o CORINTHIANS também empatou com o MIRASSOL. A PORTUGUESA venceu o SANTO ANDRÉ por 2 a 1, mas não conseguiu vaga para as semifinais, pois o SANTOS derrotou a PONTE PRETA por  3 a 2. O PALMEIRAS confirmou a liderança do campeonato ao derrotar o BOTAFOGO por 2 a 1.

Um dia após comemorar o centenário, o INTERNACIONAL deu um presente desses que não têm preço à sua torcida: venceu de virada o GRÊMIO por 2 a 1, em jogo válido pelas quartas-de-final do returno do Campeonato Gaúcho, e eliminou o arquirrival da disputa. A equipe colorada agora aguarda o vencedor do confronto entre ULBRA e INTER DE SANTA MARIA.
Com mais de 58 milhões de votos, o paredão de hoje revelou o último finalista do BBB9. ANA não resistiu a sua sétima berlinda e foi derrotada pelo rival, MAX. Ela recebeu 58% dos votos. Com o resultado, o carioca vai disputar o prêmio de um milhão de reais com as amigas PRISCILA e FRANCINE, na terça-feira. Elas haviam conquistado suas vagas na finalíssima em prova feita no sábado. O resultado surpreendeu os quatro sobreviventes. O próprio MAX parecia não acreditar.

WILLIAN FRANKLIN VARGAS DE FREITAS, de 30 anos, o FANTASMA, que foi resgatado por bandidos na última sexta-feira em um hospital na VILA NHOCUNÉ, zona norte da capital, foi encontrado pela polícia e preso no final da tarde de ontem no hospital MOGI D´OR, no Centro de MOGI DAS CRUZES.

A aposentada ELZA SPIANDORELLO, de 71 anos, foi libertada de um seqüestro de 21 dias na madrugada do sábado, em ITAPECERICA DA SERRA, na GRANDE SÃO PAULO. Ela pertence a uma família dona de um restaurante tradicional em JUNDIAÍ e foi pega pelos bandidos a caminho da igreja. ELZA passou por exames médicos e está bem de saúde. Os seqüestradores telefonaram para a família logo depois do seqüestro, ocorrido no bairro CAXAMBU, onde ela morava. Os detalhes da negociação não foram revelados pela polícia, que ainda investiga o caso.  

O brasileiro ALMIR OLÍMPIO ALVES, de 42 anos, foi uma das 13 vítimas do massacre de BINGHAMTON, cidade a 280 km de NOVA YORK. ALVES estava assistindo a uma aula de inglês na Associação Cívica Americana, na sexta-feira, dia 3 de abril, quando o vietnamita JIVERLY A. WONG entrou atirando. WONG, de 41 anos, matou 13 pessoas e depois se suicidou. Entre os mortos estavam quatro chineses, dois haitianos, dois americanos, um paquistanês, uma filipina, um vietnamita e uma iraquiana.
ALVES era aluno de pós-doutorado na Universidade Estadual de NOVA YORK em BINGHAMTON desde setembro.

ANDY MURRAY conquistou, hoje, o título do MASTERS 1000 DE MIAMI. O britânico derrotou o sérvio NOVAK DJOKOVIC na final por 2 sets a 0. Com o resultado, MURRAY passa a ter 11 títulos na carreira – só neste ano, ele já havia vencido o TORNEIO DE DOHA, no CATAR, e o de ROTERDÃ, na HOLANDA – e segue em quarto lugar no ranking da ATP. DJOKOVIC continua em terceiro, 170 pontos à frente do britânico.

As forças armadas do SRI LANKA mataram 420 guerrilheiros do grupo TIGRES DE LIBERTAÇÃO DO EELAM TAMIL nos últimos três dias e confinaram os demais numa zona desmilitarizada e congestionada com milhares de civis que fugiram dos combates. Soldados do governo também capturaram a última fortaleza dos separatistas no norte da ilha.
O PAPA BENTO XVI celebrou hoje a tradicional missa de RAMOS, que inicia a Semana Santa. A missa foi assistida por milhares de pessoas e seguida de uma procissão que terminou com a bênção do PAPA. O domingo de RAMOS marca a chegada de JESUS CRISTO a JERUSALÉM, onde uma multidão o teria recebido com ramos de oliva nas mãos.

Um atentado a bomba contra uma mesquita repleta de xiitas ao sul de ISLAMABAD, capital do PAQUISTÃO, matou 22 pessoas hoje. Um grupo ligado ao TALEBAN paquistanês assumiu a autoria. O TALEBAN ameaçou fazer dois ataques semanais ao PAQUISTÃO se os EUA não suspenderem os lançamentos de mísseis em aviões não-tripulados.

2 010     :       -       SEGUNDA-FEIRA
Um princípio de labirintite vem me rondando desde ontem. Isso esmorece qualquer um. Dá vontade de ficar na cama, único lugar onde as coisas não ficam virando. A escada é perigosa. Não dá para fazer o rotineiro.
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR tem necessidade de entrar na internet para verificar seu holerith. Agora isso somente pode ser acessado pelo site do Centro de Processamento de Dados. Ocorre que se exige também um e-mail. Criamos um para ele, especificamente para essa finalidade, através do hot-mail.
Por volta das 11:30 horas, mesmo atrapalhado com as tonturas, saio de casa. A MARGINAL TIETÊ não melhorou em nada no trecho que estou acostumado a trafegar. O ônibus leva mais de duas horas para chegar até a estação metrô TIETÊ.
Logo vou almoçar com VICTÓRIO, CRISTIANO e outros oficiais. Explico a eles o que está me afligindo. Tudo é muito difícil para fazer.
Na Sociedade fico sabendo que o poeta PAULO BOMFIM quer conversar comigo. Trata-se da indicação de um juiz para receber a Medalha MMDC em 23 de maio. O JOSÉ D´AMICO entregou o currículo dele e já está com o CORONEL PM MENDES. Mais tarde o MENDES telefona para a Sociedade. Pede para a MARINEI encaminhar modelo de estatuto de núcleo da Sociedade para a Corregedoria PM, aos cuidados do TENENTE PM AURÉLIO. Pode ser que saia mais um núcleo nosso nessa Unidade.
Com a saúde combalida, deixo a Sociedade por volta das 16 horas. Mais uma vez o retorno para GUARULHOS é o pior possível. Vou chegar em casa depois das 19 horas. Embora tenha feito a viagem de ônibus sentado fui o tempo todo “massacrado” por uma senhora gordíssima que sentou ao meu lado e teimava, de momento em momento, mexer em sua sacola.

Quem passou hoje pelo Aeroporto de CONGONHAS precisou de paciência para enfrentar longas filas de espera para embarcar e fazer o check-in. Devido ao mau tempo no RIO DE JANEIRO, que fechou os aeroportos do GALEÃO e SANTOS DUMONT, na noite de ontem, 70,4% dos 226 voos previstos – ou 159 – tiveram atrasos superiores a 30 minutos até as 21 horas. Outros 22 foram cancelados. A demora teve reflexos em todo o país, sobretudo no RIO, onde as partidas para SÃO PAULO chegaram a ser suspensas à tarde.
No RIO, muitos atores penaram ao tentar embarcar para SÃO PAULO, pela manhã. O SANTOS DUMONT parecia sala de maquiagem do PROJAC, tamanha concentração de celebridades, sem maquiagem. Muitos só conseguiram partir, no mínimo, quatro horas depois do esperado.
Hoje é o 96º dia de 2010. Desses, 77 foram debaixo d´água. O período mais crítico foi janeiro, que além de ter chovido todos os dias, foi o mais chuvoso de todos nos últimos meses, quando começaram as medições do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

A Polícia Militar apura se o PM Reformado WÁGNER RENATO DOS SANTOS, de 32 anos, preso no final de semana acusado de estuprar uma menina de 16 anos, possui problemas mentais. O crime ocorreu em DIADEMA, na noite do último dia 21, quando a adolescente saia de um shopping acompanhada pelo namorado e foi raptada pelo PM reformado.
Detido desde ontem no Presídio Militar ROMÃO GOMES, na capital, RENATO DOS SANTOS deixou a Corporação em 2007 por orientação médica, após se envolver em um tiroteio quando reagiu a um assalto. O soldado levou um tiro na cabeça e a bala ficou alojada, sendo retirada por uma cirurgia, mas oficiais acreditam que o incidente teria deixado seqüelas psicológicas no suspeito.
A Corregedoria está investigando o caso. Um inquérito é investigado no 1º Distrito Policial, onde a vítima reconheceu o ex-soldado após a divulgação de um retrato falado na mídia. Outra mulher reconheceu RENATO como o autor de um ataque sexual há um ano. O preso nega os crimes. RENATO trabalhou durante sete anos e seis meses na PM e chegou a ser homenageado em janeiro de 2009 em um evento em RIACHO GRANDE, bairro de SÃO BERNARDO, no ABC paulista. O ex-policial recebeu uma medalha durante solenidade de aniversário de 61 anos da Polícia Rodoviária. A sua última Unidade foi o 1º Batalhão de Polícia Rodoviária, localizado em SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Em suas primeiras entrevistas apenas como candidata a presidente pelo PT, a ex-ministra DILMA ROUSSEFF, responsável pela área de energia do governo LULA, partiu para o ataque contra o adversário tucano JOSÉ SERRA em um terreno que, provavelmente, resultará em uma troca de tiros sem vencedor, ou até mesmo em um tiro no pé: a disputa pela paternidade dos apagões nos governos FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e LULA.
DILMA procurou ligar SERRA, que foi ministro do Planejamento e da Saúde, ao apagão do governo FERNANDO HENRIQUE (por falta de planejamento). O resultado foi imediato: os tucanos responderam que ela era responsável direta pela área de Energia e, portanto, a mãe do apagão de LULA. O candidato tucano preferiu o silêncio.

Mais de 590 mil pessoas foram assistir ao filme CHICO XAVIER neste final de semana. A estréia do longa-metragem de DANIEL FILHO bateu o recorde nacional, superando a marca que pertencia a SE UM FOSSE VOCÊ 2, do mesmo diretor, que havia levado 570 mil espectadores às salas de cinema do País quando estreou. Com orçamento de doze milhões de reais, o filme retrata a trajetória do médium brasileiro, com os atores NELSON XAVIER, ÂNGELO ANTÔNIO e MATHEUS COSTA representando CHICO XAVIER em três fases diferentes de sua vida. A cinebiografia, inspirada no livro AS VIDAS DE CHICO XAVIER (2003), do jornalista MARCEL SOUTO MAIOR, foi distribuído em 377 salas por todo o BRASIL, e estreou na sexta-feira, dia 2 de abril, data que marcou o centenário do médium. Para se ter uma idéia dos números surpreendentes de CHICO XAVIER, o fenômeno AVATAR, de JAMES CAMERON, levou mais de 800 mil pessoas ao cinema no fim de semana de sua estréia.  

O Governo do Estado entregou à Polícia Técnico-Científica, na manhã desta segunda-feira, 150 novas viaturas e inaugurou um moderno sistema de controle de provas periciais por radiofreqüência. Todas as provas periciais utilizadas pela polícia paulista passam, agora, a ser rastreadas por meio de etiquetas com chip detectável por portais instalados no local e por coletores móveis. A tecnologia traz mais agilidade ao trabalho pericial na emissão de laudos, uma vez que permite o controle de tempo, quanto ao que está sendo investigado, além de possibilitar mais segurança e controle na guarda das provas.
Durante a solenidade, o governador do Estado, ALBERTO GOLDMAN, parabenizou a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância da instituição. Estavam presentes ao ato o Secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO; Superintendente da Polícia Técnico-Científica, CELSO PERIOLI; Delegado Geral da Polícia Civil, DOMINGOS PAULO NETO; Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO.

CLEONICE BERARDINELLI, de 93 anos, a maior especialista em literatura portuguesa no BRASIL, tomou posse hoje como imortal na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL). Sexta ocupante da cadeira número 8, ela foi eleita em 16 de dezembro em 16 de dezembro na sucessão do acadêmico ANTÔNIO OLINTO, falecido em 17 de setembro. Carioca, é especialista em CAMÕES e FERNANDO PESSOA e professora emérita da UFRJ e da PUC-RJ.

O Consulado dos ESTADOS UNIDOS em PESHAWAR, no PAQUISTÃO, foi atacado hoje com um carro-bomba, granadas e armas de fogo, horas após um atentado suicida que deixou 38 mortos em outra parte do país. Prometendo mais violência, militantes do TALEBAN paquistanês assumiram a autoria do ataque ao consulado, que deixou oito mortos, inclusive três militantes. Ninguém se feriu dentro da missão diplomática. “Vi os agressores em dois veículos. Alguns portavam granadas de propulsão. Primeiro abriram fogo contra os seguranças no posto perto do consulado, aí as explosões aconteceram”, disse uma testemunha, SIRAJ AFRIDI, à REUTERS. Um funcionário paquistanês de inteligência disse que se tratou de um bem planejado ataque suicida. A Embaixada dos EUA em ISLAMABAD informou que o atentado reflete o desespero dos militantes.

Famílias assustadas ficaram reunidas em parques e estacionamentos hoje em MEXICALI, cidade na fronteira norte do MÉXICO com os ESTADOS UNIDOS, depois que as réplicas de um forte terremoto as forçaram passar a noite em ruas repletas de destroços.
Duas pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas, quando um terremoto de magnitude 7,2 abalou a área de fronteira entre os dois países na CALIFÓRNIA na tarde de domingo. Uma pessoa morreu esmagada em uma casa que desabou e outra foi atingida por um muro que ruiu.     

2 011       :       -        TERÇA-FEIRA
Vamos mais cedo para SÃO PAULO. Tenho um compromisso na Câmara Municipal, onde serão hasteadas as bandeiras, como consta do calendário daquela Casa, uma vez por mês. Passo pela Sociedade e não encontro a nossa funcionária. Sou o primeiro a chegar para essa solenidade. Depois vêm: LAURO RIBEIRO ESCOBAR, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, BRESSANI, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES (Sub-Cmt PMESP), CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS (Cmt do CPA/M-1). Estão presentes as crianças da Escola “MARIA AUGUSTA SARAIVA” e se mostram curiosas com o desenrolar deste evento que está se tornando tradicional na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo. O ESCOBAR relembra a morte trágica do genro de MIGUEL REALI, ANTÔNIO CARLOS CAMARGO FERRARI, juntamente com sua esposa num hotel da DINAMARCA, que pegou fogo.
Retornando à Sociedade, percebo que a MARINEI não veio trabalhar hoje. Mais tarde, ligando para o seu celular, fico sabendo que ela está socorrendo uma sobrinha que entrou em trabalho de parto. Ela pediu autorização para o CORONEL PM MENDES de dispensa do serviço. Meu colega não me avisou disso. O PEDRO tinha levado o computador que uso para fazer uma limpeza e o traz nesta tarde. Não pode instalar a Internet, como era intenção nossa, visto que a MARINEI não veio trabalhar e a sala da administração está fechada.
Comunicam-me que a viúva do nosso velho conhecido SATURNINO, dona BENE, acha-se internada num hospital, com uma crise de pressão alta. OLIVEIRA e NILDO vão lhe fazer uma visita. Conhecemos essa família desde os anos 1980. 
Num dia onde as coisas não correram bem, deixo o MMDC depois das 16 horas, numa data que pouca coisa se pôde fazer.

Diário Oficial de 5 de abril de 20011 – Decreto de 4-4-2011
Deferindo a transferência para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 771230-8 Edinaldo Cirino dos Santos - 50º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-649/11 - Pr. 8.996/11).
EDINALDO nasceu em 11 de abril de 1957. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1998; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004. Comandava o 50º BPMM. Ocupava o número 13 no Almanaque dos Oficiais.

Uma testemunha que brincava com a filha no estacionamento do condomínio onde DILEONE LACERDA DE AQUINO se refugiou da polícia em 12 de março disse que AQUINO foi jogado violentamente na viatura para ser executado perto dali, no Cemitério das Palmeiras, em FERRAZ DE VASCONCELOS. O depoimento consta no Processo 124/2011, que corre na comarca da cidade, e ajuda a detalhar o caso revelado hoje. A testemunha foi ouvida na Corregedoria da PM no dia da morte de AQUINO. Disse conhecer apenas o irmão do homem morto e relatou ter ouvido sete tiros no condomínio, mas não chegou a observar o momento em que AQUINO foi ferido. Outra testemunha, porém, narrou a morte em tempo real no 190, fato que levou à prisão em flagrante dos PMs AILTON VITAL DA SILVA e FELIPE DANIEL DA SILVA, detidos no PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES.
Segundo o CAPITAO PM EMERSON MASSERA, porta-voz da corporação, a testemunha que ligou para o 190 pediu para permanecer sob proteção da Corregedoria da própria Polícia Militar. O serviço já vinha sendo prestado pelos policiais desde 12 de março. “Ela está se sentindo segura e confortável com a proteção que policiais vêm dando a ela desde que o caso ocorreu. Os policiais suspeitos de autoria do crime estão presos, o que torna a situação mais tranqüila. A proteção vai continuar enquanto ela achar necessária”, diz MASSERA. O capitão ainda explicou que o TENENTE-CORONEL PM ROBERTO FERNANDES, comandante do 29º BPMM, não foi afastado porque tomou as providências necessárias para tirar os suspeitos da rua. “Os policiais foram presos em flagrante ainda quando faziam o boletim de ocorrência na delegacia. Em seguida, ele comunicou o caso ao CORONEL PM CHAVES, Comandante do Policiamento da Capital, que avisou o Comando Geral”, explica. O capitão responsável pela 4ª Companhia, no entanto, acabou afastado de suas funções em 26 de março.
Em PIRACICABA, no interior, o governador GERALDO ALCKMIN disse que os policiais envolvidos na execução de DILEONE LACERDA DE AQUINO serão punidos. “Eles já estão presos. Nós não passamos a mão na cabeça de bandido. Eles serão expulsos da polícia e responderão a processo criminal.” ALCKMIN também elogiou a atitude da testemunha. “Essa mulher teve uma atitude exemplar, corajosa, firme, denunciando um caso gravíssimo. Quero cumprimentá-la e dizer que ela é um exemplo de cidadã que ajuda a sociedade.”

O corpo de GUSTAVO SONDERMANN foi sepultado hoje no Cemitério Israelita do BUTANTÃ. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas do acidente que provocou a morte do piloto, no domingo, em INTERLAGOS, durante prova da COPA MONTANA. De acordo com CLEYTON PINHEIRO, presidente da CBA, a investigação utilizará critérios semelhantes aos de análises de acidentes aéreos. O piloto PEDRO BOESEL, que se envolveu no acidente, passou por cirurgia no tornozelo e pé esquerdos e na clavícula direita. 

O esforço tresloucado do comerciante LAURO BORGES PEREIRA, 48 anos, para ficar ao lado do filho WELLINGTON BORGES PEREIRA, de 22 anos, deu resultado, pelo menos aquele que o pai queria. Hoje, LAURO foi transferido para a mesma cela onde WELLINGTON está detido desde o dia 25 de março acusado de extorsão, na Cadeia de BOTUCATU. Na segunda-feira, dia 4, LAURO foi preso após provocar um acidente com uma viatura da Polícia Militar. Bêbado, conforme admitiu em depoimento, o pai jogou uma caminhonete S10 no carro da PM parado em um posto de combustível. Antes, LAURO já tinha telefonado para a emergência da polícia implorando que fosse preso. Sem entender o que estava acontecendo, o oficial de plantão ainda perguntou qual crime o comerciante tinha cometido. LAURO então desligou o telefone e saiu com seu carro.
Após bater de propósito na viatura, o pai, que já cumpriu pena por homicídio, ainda agrediu um investigador na delegacia. Nesse momento ele teve sua vontade atendida. Ou ao menos achou isso. Autuado em flagrante por embriaguez ao volante, dano ao patrimônio público, lesão corporal e desacato, foi levado para a carceragem, mas, para sua frustração, foi colocado em uma cela diferente da do filho. Hoje, a pedido do diretor da cadeia, GERALDO FRANCO PIRES, LAURO, enfim, acabou transferido para o mesmo espaço onde WELLINGTON aguarda julgamento – junto com mais dez pessoas. Segundo PIRES, a decisão foi tomada para evitar “problemas internos”. “O pai só fez o que fez porque queria ficar com o filho. Separar os dois poderia gerar mais problemas, agora internos”, explicou o diretor da cadeia, que, com LAURO, abriga 106 homens sendo que sua capacidade é para 60.  


O governo classificou hoje como “precipitadas e injustificáveis” as solicitações da Comissão de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), para que o projeto da hidrelétrica de BELO MONTE, no PARÁ, seja suspenso. A comissão alega que a medida visa garantir a vida e a integridade pessoal dos povos indígenas. Além da suspensão, a OEA pede que se realize um processo de consulta e estudos de impacto ambiental aos índios. 

No seu primeiro pronunciamento oficial aos chefes militares, a presidente DILMA ROUSSEFF disse que o BRASIL atingiu maturidade institucional ao se referir, indiretamente, ao golpe militar. “Um país que conta com Forças Armadas caracterizadas pelo estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos”, afirmou. DILMA ficou presa por três anos e foi torturada.

Faleceu REINALDO SANTANA, MESTRE BIGODINHO, aos 76 anos. Era um pedreiro aposentado que recebia um salário mínimo ao final do mês. Mas, nas rodas de capoeira era MESTRE BIGODINHO, exímio cantador e tocador de berimbau, único discípulo vivo de MESTRE WALDEMAR DA PAIXÃO – um dos mais importantes difusores da capoeira na BAHIA, junto com MESTRES BIMBA e PASTINHA. De origem humilde, BIGODINHO era dono de vasto repertório das cantigas do Recôncavo baiano, espécie de “biblioteca” da cantoria popular. A filha JOANICE DE ASSIS explica que o pai foi morar na capital ainda rapaz, quando começou na capoeira e na construção – ofício para sustentar a família. “Era uma pessoa alegre, que deixa aprendizado para muita gente, principalmente para a capoeira.” Ele tinha sempre uma cantiga na ponta da língua. “Pai é pai, mãe é mãe, eu sou xodó de mamãe”, cantarola JOANICE.
Por causa da discriminação e perseguição contra os praticantes da capoeira na década de 1950, se afastou das rodas. No final da década de 1970, participou do processo de recuperação da capoeira de ANGOLA – após a morte de MESTRE PASTINHA, referência no jogo lento. Assistiu, em 2008, a capoeira ser reconhecida como patrimônio cultural do BRASIL. Contudo os mestres continuaram no esquecimento e dependiam de iniciativas da comunidade da capoeira. Há 15 dias, GILSON FERNANDES, o mestre LUA RASTA, foi visitar BIGODINHO para levar as doações recolhidas. Nascido em SANTO AMARO em 11 de setembro de 1933, será enterrado em SALVADOR.   

Morreu o jornalista FLÁVIO ALCARAZ GOMES, aos 83 anos, em sua casa. Nascido em PORTO ALEGRE, em 25 de maio de 1927, atuou como repórter nas COPAS DO MUNDO de 1958 e 1970, na GUERRA DOS SEIS DIAS, em 1967, entre ISRAEL e países árabes, e como correspondente no ORIENTE MÉDIO e na EUROPA. Considerado um dos grandes nomes do jornalismo no RIO GRANDE DO SUL, FLÁVIO iniciou sua carreira no jornal “FOLHA DA TARDE”, de PORTO ALEGRE, e publicou diversos livros sobre as coberturas que realizou ao longo de sua carreira. Formado em Direito pela UFRGS, em 1949, estudou também na Universidade de SORBONNE, em PARIS. 

O ex-baterista da banda de heavy metal MANOWAR, SCOTT COLUMBUS, de 54 anos, morreu na segunda-feira, dia 4. A causa da morte ainda não foi revelada pela família do músico. Na página oficial do MANOWAR, que tocou pela última vez no BRASIL em 2010, há um comunicado que homenageia o ex-integrante. “Com muita tristeza nós anunciamos a morte de nosso irmão.” COLUMBUS deixou a banda em 2008.

PRESIDENTE DE FACTO GBAGBO NEGA RENDIÇÃO
Cercado em casa, ele negociou com ONU e França; Exército já teria firmado uma trégua com a oposição. Após um dia de negociações e informações desencontradas, o presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, frustrou as expectativas mundiais e se recusou a deixar o poder na noite de ontem. Gbagbo não reconhece a vitória de Alassane Ouattara nas eleições presidenciais de novembro, já validadas pela ONU. Desde a semana passada, oposicionistas rumaram para a capital Abidjã, na tentativa de depô-lo. Refugiado em sua casa, que foi cercada por forças de Ouattara, ele ainda estaria negociando sua rendição. "O Exército pediu a suspensão das hostilidades e está discutindo neste momento as condições para um cessar-fogo com as outras forças no terreno, mas no nível político não foi tomada nenhuma decisão", disse Gbagbo em entrevista por telefone à emissora de TV francesa LCI. "Não reconheço a vitória de Ouattara. Por que querem isso?" A França e a ONU pedem que Gbagbo assine um documento no qual renuncia ao poder na Costa do Marfim, reconhecendo Ouattara como presidente eleito. Segundo o líder derrotado nas eleições, uma conversa cara a cara com o rival é a única forma de trazer paz novamente ao país. Anteontem, helicópteros da ONU dispararam quatro mísseis contra alvos do governo. As Nações Unidas mantêm 10 mil soldados no país desde 2004.

5 DE ABRIL DE 2012      :       -     QUINTA-FEIRA
Saio cedo de casa. Embarco numa van que vai me deixar na ARMÊNIA. É uma companhia nova que está iniciando seus serviços nessa rota. Chego à Sociedade antes das 7 horas. No computador, atualizo o dia 5 de abril. Hoje serão condecorados com medalhas da Sociedade no CORPO MUSICAL: ,MAJOR Mus PM RENATO MAXIMIANO DA SILVA, CAPITÃO Mús EZEQUIEL ALVES DA SILVA,  1º TENENTE Mús EDMILSON DIAS QUINTELA, 1º TENENTE Mús LUIZ RICARDO GOMES,  1º TENENTE Mús PM CLÉBIO DE AZEVEDO, 1º TENENTE Mús PM JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS, 2º TENENTE Mus PM ISMAEL ALVES DE OLIVEIRA, 2º TENENTE Mús PM JÁSSEN FELICIANO, 2º TENENTE Mús DAVID SEVERINO DA CRUZ, SUBTENENTE Mús PM ISMAEL CUBAS DE SIQUEIRA, SUBTENENTE Mús PM ELIAS JOSÉ DOS SANTOS, SUBTENENTE Mús JUAREZ FONSECA DOS REIS, SUBTENENTE Mús VALDEMIR LOPES PEDROSO, SUBTENENTE Mús PM INÁCIO BRATIFISCH, SUBTENENTE Mús PM JOSIAS BATISTA DO NASCIMENTO, SUBTENENTE Mús PM JOSÚE GUIMARÃEE, SUBTENENTE Mús PM JÚLIO CÉSAR VERSOLATO, SUBTENENTE Mús PM SÉRGIO RICARDO VILAS BOAS, SUBTENENTE Mús BENEDITO PAULO DE AGUIAR, SUBTENENTE Mús PM EDUARDO GOMES PEREIRA, 1º SARGENTO Mús PM EZEQUIEL BATISTA DOS SANTOS, 1º SARGENTO Mús JOSÉ ROBERTO NONATO DE OLIVEIRA, 1º SARGENTO Mùs PM MARCOS CARFDOSO PRUDENTE, 1º SARGENTO Mús PM JEFFERSON BERNARDO, 1º SARGENTO Mús PM MARCELO BRAZ FEITOSA, 2º SARGENTO Mús PM JOSÉ FRANCISCO CASSEMIRO, 3º SARGENTO Mús PM CRISTHIANO VAZ COELHO, SOLDADO Mús PM ISAQUE MIGUEL DE MEDEIROS, SOLDADO Mús PM ROGERIO DE SOUZA FERREIRA, 
Uma viatura vem me buscar por volta das 8 horas. No Corpo Musical sou recepcionado pelo CAPITÃO Mús PM EZEQUIEL ALVESA DA SILVA, que me leva ao gabinete do Comando. O MAJOR PM RENATO está rodeado de vários antigos comandantes da Unidade. Ainda vamos encontrar GUILHERME LEVENSTEIN, o ex-subcmt PM, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, CORONEL PM TELHADA, CLEUSA BADANAI e muitos outros conhecidos.
Com a tropa formada, sob o comando do TENENTE Mús PM NASCIMENTO, transcorre a solenidade militar do 155º Aniversário do CORPO MUSICAL, Unidade mais antiga da corporação. São entregues as Láureas de Mérito Militar e as medalhas por tempo de serviço. A Medalha MMDC é entregue na parte final da cerimônia. A tropa desfila e vamos para um coquetel. CLEUSA BADANAI, escritora, apresenta-me a um casal que possui uma relíquia de 80 anos, os discos originais de 1932. Uma entidade dos EUA, que preserva documentos brasileiros, está interessada em adquirir esses discos, mas o casal prefere que esse material continue no Brasil e oferece para venda a pessoas interessadas. Prometo divulgar esse desejo deles.
Retorno à Sociedade por volta das 13 horas. O CARBAIA está me esperando para o almoço. Conversamos sobre o fim de semana prolongado, pois amanhã é sexta-feira da Paixão. Chega um convite para uma palestra de JOSÉ SERRA na Associação Comercial, na próxima segunda-feira. Também recebemos o convite para a cerimônia do DIA DO EXÉRCITO, em 19 de abril.

Quatro meses e meio após passar para a reserva, o CORONEL PM PAULO ADRIANO TELHADA se envolveu em mais um tiroteio que terminou na morte de um suspeito de crime. Outros dois foram presos. O trio havia seqüestrado uma advogada no BROOKLIN, zona sul da capital, e fugia pela contramão da Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI, quando cruzou com o coronel. TELHADA havia deixado o Palácio dos Bandeirantes pouco antes. Havia ido a sede do governo do Estado entregar um exemplar de seu livro QUARTEL DA LUZ – MANSÃO DA ROTA, ao secretário de Planejamento, JÚLIO SEMEGHINI. O coronel aposentado estava com seu filho, o TENENTE PM RAFAEL TELHADA, e um outro soldado no carro. “Foi quando vimos o carro vindo pela contramão, batendo nos carros parados no trânsito”, afirmou o coronel. Ele contou que ouviu ao longe o som de sirene e decidiu perseguir os bandidos. De fato, quando os criminosos dominaram a advogada, na Rua GUARARAPES, no BROOKLIN, zona sul, uma testemunha telefonou para o 190 e informou a placa do carro, um JETTA branco. Os criminosos haviam parado em um caixa eletrônico e sacaram 570 reais. Mas queriam mais dinheiro. Quando passaram pela PONTE DO MORUMBI, foram avistados por um carro do 12º Batalhão da PM, que iniciou a perseguição. No banco traseiro estava um bandido, a advogada e o cachorro da vítima um cão da raça collie. Quando viram que eram seguidos, os criminosos entraram na contramão da Avenida GIOVANNI GRONCHI. Bateram em ao menos quatro carros e seguiram até o cruzamento com a Avenida MORUMBI. Ali estavam TELHADA, o filho e um soldado – todos a paisana. “Fomos atrás e emparelhamos com os bandidos. Gritamos: “Para, para que é polícia!”. Nesse momento o carro do 12º Batalhão da PM chegou. Os bandidos entraram pela Avenida MORUMBI e bateram o carro. Os que estavam nos bancos da frente se renderam. Um deles tinha uma pistola de brinquedo e o outro, um revólver 38. O terceiro, que estava no banco traseiro, desceu em seguida. “Ele saiu atirando na gente no meio aos carros”, afirmou TELHADA. “Não víamos nada dentro do carro, pois ele tinha insulfilm. Só deu pra ver que haviam mais duas cabeças lá dentro. Mandei descer, mas não saíam. Ai abri a porta e vi que era a vítima e seu cão.” Enquanto ele e dois PMs do 12º BPMM dominavam a dupla e libertavam a vítima, o filho do coronel e o soldado que o acompanhavam foram atrás do terceiro suspeito. Houve novo tiroteio, e o acusado foi baleado. Levado ao Hospital BANDEIRANTES, ele morreu.

O PM RODRIGO AUGUSTO DOS SANTOS DA ENCARNAÇÃO, de 26 anos, foi morto hoje pela manhã por assaltantes que tentavam roubar a casa dele, na Rua PINDAÚVA, no CAMPO BELO, zona sul. Quatro ladrões invadiram antes três residências do bairro e roubaram dinheiro e pertences dos moradores. O soldado foi rendido pelos bandidos no portão de casa. Ele estava retornando para o imóvel, após deixar a noiva em um ponto de ônibus. Os criminosos viram a farda dentro da casa e atiraram três vezes contra o policial.

Depois de anunciar oficialmente JOSÉ KALIL NETO como novo presidente do METRÔ de SÃO PAULO ontem, o governador GERALDO ALCKMIN disse hoje que a nomeação do economista não é definitiva. “Ele vai responder pelo METRÔ até a nomeação do novo presidente. Anunciaremos um novo nome depois da Páscoa”, afirmou o governador. “Mas nós vamos verificar com muito cuidado antes de qualquer nomeação”. A mudança de posição do governo ocorreu depois de a reportagem revelar, na edição de ontem do JORNAL DA TARDE, que KALIL NETO tem problemas com a Justiça: ele foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa quando era diretor da estatal Desenvolvimento Rodoviário S. A. (DERSA), em 2007. O documento apresentado pelo Ministério Público Estadual contra KALIL e outros quatro diretores da companhia denunciava a contratação sem licitação de um escritório de advocacia que daria suporte jurídico à DERSA durante a execução das obras do rodoanel MÁRIO COVAS. O processo, da 9ª Vara da Fazenda Pública, começou em 1993 e a condenação não foi cumprida por causa de um recurso apresentado pelos condenados. O recurso ainda não foi julgado. Além da DERSA e do METRÔ, KALIL NETO trabalhou na Secretaria de Estado dos Transportes e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). É funcionário do Estado desde 1977. Sobre a condenação por improbidade de um funcionário do governo, ALCKMIN respondeu apenas que vai “verificar com cuidado”.            

Em troca de apoio para a aprovação de projetos no Congresso, a presidente DILMA ROUSSEFF cedeu às reivindicações dos governadores e vai mudar o índice de correção das dívidas com a UNIÃO, o que representará alívio para os cofres estaduais. Os governadores terão de mobilizar as bancadas para pôr fim à “guerra dos portos” – incentivos fiscais concedidos por Estados como SANTA CATARINA e ESPÍRITO SANTO a produtos importados – e para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional que altera a cobrança do ICMS no comércio eletrônico. Com o acordo, o Senado começará a votar a proposta na próxima terça-feira, em reunião antecipada da Comissão de Constituição e Justiça. A expectativa é de que o plenário vote a matéria em caráter definitivo já na quarta. Após uma semana de desgastes, a ministra IDELI SALVATTI (Relações Intitucionais) foi encarregada por DILMA de anunciar o acordo com os Estados.

Investigado por lavagem de dinheiro do bicheiro CARLINHOS CACHOEIRA, a empresa EMPRODATA assinou contratos sem licitação com o governo do DISTRITO FEDERAL. Ela está registrada em nome dos filhos de JOSÉ OLIMPIO QUEIROGA NETO, apontado como comparsa do bicheiro pela Polícia Federal. O governo do DF anunciou que fará auditoria para investigar se houve irregularidades nos contratos com a EMPRODATA.

SANTUZA CAMBRAIA NAVES, professora de antropologia do departamento de sociologia e política da PUC-RIO e pesquisadora de música popular, escreveu os livros “VIOLÃO AZUL: MODERNISMO E MÚSICA POPULAR”, “DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA”, “A MPB EM DISCUSSÃO – ENTREVISTAS”, “VELÔ” (LÍNGUA CANTADA) e, mais recentemente, “CANÇÃO POPULAR NO BRASIL”. Casada com o poeta e tradutor PAULO HENRIQUES BRITTO, ela morreu aos 59 anos, vítima de um acidente vascular cerebral ocorrido na Livraria da Travessa, no RIO DE JANEIRO. Deixou dois filhos. Nasceu em 1953.

AFFONSO ROCHA GIONGO poderia ter sido como muitos Office-boys que desistem dos estudos por conta do trabalho. Poderia. Incentivado pelo patrão, cursou supletivo e se formou em engenharia pela USP. Após concluir os estudos, passou para o lado de lá da educação e começou a dar aulas de desenho e matemática. Ao longo de sua carreira também lecionou para jovens infratores, ensinando-lhes uma profissão, e escreveu “CURSO DE DESENHO GEOMÉTRICO”, sucesso nas livraria. Contratado como engenheiro da Prefeitura, deixou de lecionar. GIONGO morreu hoje, dia 5 de abril, aos 94 anos, vítima de falência de órgãos, deixando filhos, netos e bisnetos.  

IZAIAS STORCH nasceu em COLATINA, hoje município de SÃO GABRIEL DA PALHA, no interior do ESPÍRITO SANTO, em 1951. Desde cedo se mostrou objetivo e focado. Formou-se em ciências contábeis pelo Centro Superior de Ciências Sociais de VITÓRIA, e, na década de 1980, quis alçar voos mais altos e caiu na estrada para enfrentar os desafios da capital paulista. STORCH precisava adquirir conhecimento e fez curso de pós-graduação em controladoria pela Fundação GETÚLIO VARGAS. Em 1987 ele prestou concurso e foi admitido no quadro de funcionários da SABESP, empresa de saneamento básico de SÃO PAULO, onde desenvolveu toda a carreira. STORCH começou como analista financeiro. A trajetória de STORCH foi de ascensão. Ele comandou as superintendências regionais da SABESP em LINS e PRESIDENTE PRUDENTE. De abril de 2011 até fevereiro de 2012 ele foi assistente executivo da Diretoria de Sistemas Regionais, em SÃO PAULO. Em 17 de fevereiro, assumiu a superintendência regional da SABESP no VALE DO RIBEIRA. O executivo foi responsável por uma série de mudanças, que imprimiram novo ritmo na unidade de negócios da região. Considerado arrojado, STORCH se converteu à religião adventista e se orgulhava de conseguir largar o vício de fumar. Chegou a consumir 80 cigarros por dia. Com problemas cardíacos, o executivo fez cateterismo e foi internado no Hospital do Coração no dia 31 de março. Nesta quinta-feira ele não resistiu e morreu aos 61 anos, deixando mulher e duas filhas, de 14 e 16 anos. Será enterrado em PRESIDENTE PRUDENTE.    

O enviado da ONU e da LIGA ÁRABE para a crise síria, KOFI ANNAN, quer que o BRASIL envie tropas para integrar o contingente de observadores que será deslocado para monitorar um eventual plano de paz em DAMASCO e a imprementação de um cessar-fogo. A ONU espera delinear até a semana que vem um grupo de cerca de 250 homens que seriam enviados à SÍRIA para garantir o cumprimento de um cessar-fogo, a partir do dia 12. Mas ativistas sírios, ANNAN e o próprio secretário-geral da ONU, BAN KIMOON, alertam que a repressão ganhou força nos últimos dias, numa demonstração de que o regime de BASHAR ASSAD não dá sinais de ceder. Para a oposição, ASSAD estaria ganhando terreno antes do cessar-fogo, enquanto 2,3 mil refugiados sírios cruzaram a fronteira com a TURQUIA nas últimas 24 horas, segundo o governo de ANCARA. De acordo com a Anistia Internacional, 232 pessoas morreram na SÍRIA desde que ASSAD afirmou ter aceitado considerar o plano de paz de ANNAN, na semana passada. O governo sírio, porém, relata que, na realidade, está retirando suas tropas de DERAA, IDLIB e ZABADANI.

Um juiz americano sentenciou hoje a 25 anos de prisão o traficante de armas russo VIKTOR BOUT, também conhecido como “MERCADOR DA MORTE”, por conspiração para a venda de armamento à guerrilhas antiamericanas. BOUT, de 45 anos, ex-oficial da Força Aérea Soviética, é acusado de vender armas a ditadores e grupos rebeldes nos mais sangrentos conflitos em todo o mundo. O traficante especializou-se em viabilizar remessas de armamento pesado de países do Leste da EUROPA para regiões em conflito da ÁFRICA. BOUT inspirou o personagem protagonizado por NICOLAS CAGE no filme O SENHOR DA GUERRA, de 2005. Recentemente, ele acusou o longa de ter influenciado a opinião pública contra ele. Em 2008, o traficante de armas russo foi preso em uma emboscada num hotel em BANGCOC, na TAILÂNDIA, depois de acertar, segundo as autoridades, a venda de milhões de dólares em armas para agentes americanos disfarçados que se passavam por rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC). A prisão de BOUT desencadeou uma disputa ferrenha entre WASHINGTON e MOSCOU. Em 2010, ele foi extraditado para os EUA dois anos depois – medida que enfureceu a RÚSSIA, que não queria que ele fosse levado a julgamento por um tribunal americano. Segundo o governo dos EUA, o russo dirigia uma rede de tráfico de armas que abrange ÁFRICA, AFEGANISTÃO e AMÉRICA DO SUL. Ele é acusado de vender armas a um grupo terrorista e de conspiração para o assassinato de cidadãos americanos. Em novembro, ele foi condenado por um tribunal federal americano, mas havia recorrido.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, voltou na noite de ontem a seu país após uma nova sessão de radioterapia em CUBA. O líder venezuelano, candidato à reeleição em outubro, saiu andando sozinho do avião após o pouso em BARINAS, seu Estado natal, e foi recebido ainda na pista do aeroporto. CHÁVEZ já passou por três cirurgias e por quimioterapia por causa de um tumor pélvico. Segundo ele, o tratamento “transcorreu bem” e os resultados dos exames foram “positivos”.

O primeiro-minstro de ISRAEL, BINYAMIN NETANYAHU, atacou hoje o poeta e NOBEL DE LITERATURA alemão GÜNTER GRASS por dizer em versos que ISRAEL é uma ameaça à paz mundial e pedir supervisão internacional em instalações nucleares “israelenses e iranianas”. O autor, de 84 anos, disse que ISRAEL estaria preparando um ataque preventivo para “exterminar o povo iraniano” e escreveu estar “farto da hipocrisia do Ocidente”. GRASS reproduziu na noite de hoje parte do controvertido poema criticando ISRAEL, defendendo o texto durante uma transmissão da TV alemã NDR, pública. GRASS também se declarou mal compreendido e intimidado pela reação ao poema. A publicação do poema AQUILO QUE PRECISA SER DITO provocou controvérsia em ISRAEL e na ALEMANHA, estimulada pela história pessoal de GRASS. Ícone da literatura liberal, ele admitiu, em 2006, que se alistou como soldado na WAFFEN – SS, braço armado do Partido Nazista, em 1944, quando tinha 17 anos. GRASS recebeu o NOBEL em 1999. Seu romance de 1958, O TAMBOR, fala da mentalidade alemã da era nazista. ELI WIESEL, premiado com o NOBEL DA PAZ, disse hoje que o poema de GRASS o preocupava. “O IRÃ é governado por um ditador cruel, que já anunciou várias vezes sua intenção de destruir ISRAEL. Como pode GRASS pensar que a ameaça à paz mundial é ISRAEL e não o IRÃ?”, afirmou. “Não consigo compreender a lógica do seu raciocínio. O que houve? Será que a “antiga ALEMANHA” fez um retorno súbito, arrebatando seu juízo?”, questionou.

Um homem de 30 anos manteve sua esposa refém por mais de seis horas sob ameaça de faca, em BANCOC, capital da TAILÂNDIA. SAKDAWUT HAMSIRI foi detido por policiais com a ajuda de um taser (arma de choque). A mulher, THAWEE NAIYANIT, foi resgatada em segurança. O agressor estava sob efeito de drogas.    
  
O PAPA BENTO XVI denunciou padres austríacos que difundiram na Internet um documento que prega a desobediência ao VATICANO e declarou que a situação da IGREJA é muitas vezes “dramática”. Perante mais de dez mil pessoas, 1.600 delas religiosos, BENTO XVI oficiou na Basílica de SÃO PEDRO, no VATICANO, a MISSA CRISMAL, que abre o Tríduo Pascal (o conjunto de três celebrações do Cristianismo na Semana Santa). O pontífice denunciou um documento, publicado por um grupo de sacerdotes europeus, que “apela à desobediência”.

O suicídio de um aposentado grego, em frente ao Parlamento, em ATENAS, comoveu o país e se tornou símbolo dos problemas trazidos pelas medidas de austeridade econômica. A tragédia deve virar tema da campanha eleitoral de políticos contrários aos cortes orçamentários exigidos por credores internacionais. Hoje, pelo segundo dia consecutivo manifestantes se enfrentaram com a polícia nas ruas da capital grega. O farmacêutico aposentado DIMITRIS CHRISTOULAS, de 77 anos, deu um tiro na própria cabeça na terça-feira, dia 3 de abril, após gritar a transeuntes na praça SYTAGMA, no centro de ATENAS, que não agüentava mais viver endividado. No seu bolso foi encontrado um bilhete. Nele, o idoso afirmava que sua única opção seria fuçar o lixo atrás de comida. O caráter altamente público e simbólico desse suicídio gerou uma onda de solidariedade popular, incluindo uma passeata e um memorial improvisado no local do suicídio, com bilhetes reclamando da crise. O jornal conservador ELEFTHEROS TYPOS classificou CHRISTOULAS como um “mártir da GRECIA”, frisou o “profundo simbolismo político” de seu ato, disse que a morte “chocou a sociedade grega e o mundo político, e despertou sua consciência” a pouco mais de um mês da eleição parlamentar que determinará o futuro do país. O alvo da indignação popular são os políticos locais, mas também os credores internacionais, que exigiram fortes medidas de austeridade em troca de ajuda financeira para tirar o país da sua pior crise econômica desde a Segunda Guerra (1939-1945). “Não deveríamos ter chegado a esse ponto. Os políticos no Parlamento que nos trouxeram até aqui deveriam ser punidos por isso”, afirmou a aposentada ANATASSIA KARANIKA, de 60 anos.

Morreu hoje, em PARIS, aos 70 anos, o diretor e roteirista CLAUDE MILLER. Tendo sido assistente de JEAN-LUC GODARD e FRANÇOIS TRUFFAUT, pode-se dizer que MILLER tinha pelo menos um pé fincado na tradição da nouvelle vague. A tal ponto que seu filme mais conhecido, pelo menos no BRASIL, baseia-se em um roteiro deixado inédito por TRUFFAUT. Trata-se de LADRA E SEDUTORA (1989), com CHARLOTTE GAINSBOURG no papel principal. LADRA E SEDUTORA é um exemplo perfeito da obra de MILER, um diretor digno, equilibrado e que buscava tanto a leveza quanto a profundidade. Apesar da influencia de GODARD e TRUFFAUT no início de sua carreira, MILLER nunca foi um demolidor como seus mestres. Tanto assim que, no livro de entrevistas QUE RESTE-T-IL DE LA NOUVELLE VAGUE?, de ALDO TASSONE, MILLER diz que os “jovens turcos”, do mais conhecido movimento cinematográfico francês, praticaram um “verdadeiro terrorismo” ao demolir os diretores franceses da tradição “cinema de qualité”. O fato é que MILLER trilhou uma carreira bastante tradicional, sendo assistente de diretores mais experientes até estrear, em 1976, aos 34 anos, com um sucesso, LA MEILLEURE FAÇON DE MARCHER (A MELHOR MANEIRA DE ANDAR), uma homenagem a TRUFFAUT. O filme virou um cult, em especial pela interpretação de PATRICK DEWAERE. Sua carreira seguiu rumo seguro, como o de um cineasta de qualidade absolutamente confiável, autor de filmes que se vêem com prazer e permanecem em nossa memória. São os casos de A ACOMPANHANTE (1992), LA CLASSE DE NEIGE (1998) e LA CHAMBRE DES MAGICIENS. Seu último trabalho foi THÉREZE DESQUEYROUX, baseado em obra de FRANÇOIS MAURIAC, com GILLES DEPARTDIEU e AUDREY TAUTOU no elenco. Sua grande influencia foi mesmo TRUFFAUT, de quem dizia ter aprendido uma lição fundamental: “Um caso de amor pode ser contado de modo tão palpitante quanto uma história de suspense”. Seu cinema é feito dessa convicção.

JOHN MARSHALL, o criador dos amplificadores MARSHALL, morreu hoje, aos 88 anos, em LONDRES. Nascido na capital inglesa em 1923, ele era famoso pleo apelido de “PAI DO BARULHO” por seu trabalho pioneiro em amplificadores de guitarra, utilizados por alguns dos maiores nomes do rock. “É com profundo pesar que anunciamos a morte de nosso amado fundador e líder nos últimos 50 anos, IM MARSHALL” foi comunicado no site de sua empresa. “A notícia da morte de JIM é profundamente triste”, disse o ex-GUNS N´ROSES SLASH no TWITTER. “O rock and roll nunca mais será o mesmo sem ele. Mas, seus amplificadores vão viver para sempre!”
   
5 DE ABRIL DE 2013     :    -     SEXTA-FEIRA
A mensagem que me foi mandada pelo TENENTE-CORONEL PM ORLANDO PEREIRA DE LIMA, Comandante Interino da Escola Superior de Soldados comunicava o seguinte:
“Apraz-me cientificar a Vossa Senhoria que tive a honra de apresentar ao Comandante Geral da PMESP, o que foi prontamente aprovado, uma homenagem aos Heróis de 32 e à própria Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por meio da sugestão de nomear a turma dos 1.498 soldados que se formarão em 5 de abril de 2013, às 10 horas, no VALE DO ANHANGABAU, da seguinte maneira:
Nome da Turma: “80 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE 32: A INSTALAÇÃO DA CONSTITUINTE  DE 1933”
Patrono: “JULIO PRESTES DE ALBUQUERQUE”
Paraninfo: “Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo” – DESEMBARGADOR IVAN RICARDO GARÍSIO SARTORI”.
Saio bem cedo de casa, enfrentando chuva e trânsito infernal. Mas chego na Praça da Sé por volta das 9 horas e ainda vou até o MMDC para dar instruções a MARINEI a respeito da reunião extraordinária da Diretoria Executiva, marcada para amanhã e outras medidas quanto à reunião da COFAM.
Apesar do mau tempo, uma enorme multidão toma conta do VALE DO ANHANGABAÚ e ali vou encontrar muita gente conhecida. Nosso Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, também está a postos. Cumprimento os CORONÉIS PM ÉDSON FERRARINI (Deputado Estadual), ÁLVARO BATISTA CAMILO (vereador), TELHADA (vereador), CAPITÃO PM CONTE LOPES (vereador), CORONÉIS da ativa: SÉRGIO DE SOUZA MERLO, ROGÉRIO BENEDITO DUARTE, REYNALDO SIMÕES ROSSI, EDVALDO SERTÓRIO DO AMARAL, CÁSSIO ROBERTO ARMANI, ANTÔNIO CÉSAR CARDOSO, IEROS ARADZENKA e outros. Com a chegada do Governador do Estado de São Paulo, GERALDO ALCKMIN, acompanhado do Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador IVAN GARÍSIO SARTORI; Secretário da Segurança Pública, Dr FERNANDO GRELLA VIEIRA; Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA e Delegado Geral, Dr. LUIZ MAURÍCIO SOUZA BLAZECK, vamos ter início à monumental cerimônia de formatura de quase 1500 soldados.      
Representantes de entidades de policiais militares, liderados pelo deputado estadual MAJOR PM OLÍMPIO GOMES, pedem o apoio à sociedade para a volta da atribuição da PM socorrer vítimas baleadas. Na quinta-feira, ontem, o deputado já havia encaminhado ao procurador-geral de Justiça, MÁRCIO FERNANDO ELIAS ROSA, pedindo apuração de denúncia de “imoralidade administrativa” contra o governo do Estado pela morte do estudante VINÍCIUS NASCIMENTO LIMA, de 14 anos. O garoto foi baleado por motoqueiros na VILA BRASILÂNDIA, zona norte, no dia 27 de março, e PMs não deixaram parentes socorrê-lo. VINÍCIUS foi atingido na veia femural e morreu 12 horas depois. Segundo uma enfermeira do PS da CACHOEIRINHA, ele poderia ter sobrevivido se fosse encaminhado logo ao Hospital. O socorro só ocorreu após moradores apedrejarem policiais e a viatura. Na ocasião, outros cinco jovens também foram feridos e um deles morreu. “O garoto poderia ter sido salvo se não houvesse essa ordem absurda”, diz o deputado. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informa que a PM segue a resolução 5/2013, que determina que o socorro aos feridos em ocorrências criminais seja feito, prioritariamente, por serviços especializados, como o SAMU e o resgate do Corpo de Bombeiros, ma faz uma ressalva: “É evidente que, nos casos em que isso não é possível e nas cidades onde não há tais serviços, não está, como nunca esteve, proibido que o transporte de vítimas seja feito por policiais ou por civis”.
No palanque, um deputado critica a participação do MAJOR PM OLÍMPIO nessa manifestação. Apesar desse desconforto, a solenidade de formatura dos novos soldados transcorre brilhantemente.
Posses e Formaturas: Delegado Geral participa da Formatura de 1.489 soldados da PM no Vale do Anhangabaú
05/04/2013 14:25
O delegado geral, Luiz Maurício Souza Blazeck, participou na manhã desta sexta-feira (5) da formatura de 1.489 soldados da Polícia Militar. O evento foi realizado no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Maurício Blazeck estava acompanhado do delegado diretor da Assistência Policial Civil do Gabinete do Secretário (APC/GS), Carlos Roberto Benito Jorge e do delegado de polícia Dejair Rodrigues (Acadepol). A cerimônia de formatura reuniu importantes autoridades como o Governador Geraldo Alckmin; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, que foi o paraninfo da turma; o procurador geral de justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira; o comandante geral (PM), coronel Benedito Roberto Meira e o superintendente da Polícia Técnico Científica, Paulo Argarate Vasquez, entre outros. Os 1.489 soldados formados foram selecionados num concurso público que teve 50.995 inscritos. Eles concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública que durou um ano e vão reforçar o policiamento do Estado.
Terminada a solenidade, acompanhado do AMADO RÚBIO, embarcamos no metrô ANHANGABAÚ e retornamos à sede do MMDC. Nesta tarde, o TENENTE PM SAMUEL, do 12º BPMM, vem trazer para nós um pen-drive onde há um seu trabalho sobre o HINO NACIONAL e imagens projetadas na televisão que compramos recentemente, alusivas à revolução de 32. Queremos usar isso na reunião da COFAM, marcada para amanhã. Também passa pela Sociedade o SARGENTO PM CLAUDEMIR PORTILHO, do CPA/M-8. Ele está criando um núcleo de correspondência em OSASCO. O Comando de Policiamento Metropolitano 8 está agora sob o comando do CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS, recentemente promovido. MARINEI acerta com o SARGENTO PM PORTILHO essa questão que ela, amanhã, ajudará na apresentação do HINO NACIONAL. Outra pessoa que também conversa conosco sobre essa situação é o COLOMBO. Apesar dos trabalhos do MMDC estarem atingindo um patamar muito bom, há a tristeza em ver a sede da Sociedade ser mais uma vez invadida por águas da chuva e aumentarem as manchas causadas pela infiltração da água que cada vez mais prejudica a imagem do MMDC. Saio da Sociedade contrariado por essa situação tão preocupante, coisa que vem perturbando o nosso espírito a anos.

Comandante da PM em Piracicaba e região é afastado pela Corregedoria
Coronel Otacílio José de Souza exercerá funções internas administrativas. Cúpula da Polícia Militar não informou motivo da apuração contra o oficial.
Do G1 Piracicaba e Região
O TENENTE-CORONEL PM OTACÍLIO JOSÉ DE SOUZA, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em PIRACICABA (SP), foi afastado da função nesta sexta-feira (5). Ele é investigado pela Corregedoria da PM e vai exercer funções internas administrativas até a conclusão do processo.
A Corregedoria, por meio de assessoria de imprensa, não relatou o motivo da investigação. "Mais informações, por ora, não serão fornecidas para preservar as apurações", argumentou em nota.
O afastamento será publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (6) ou na terça-feira (9), de acordo com informações do CORONEL PM JOÃO BATISTA DE SOUZA JÚNIOR, Comandante do Policiamento do Interior da PM de PIRACICABA (CPI-9), que abrange 52 municípios.
"Trata-se de uma prática corriqueira na corporação em casos de investigação da Corregedoria. O oficial ficará afastado das atividades de comando até a Corregedoria concluir o inquérito", disse JOÃO BATISTA. O TENENTE-CORONEL PM OTACÍLIO já foi transferido nesta sexta-feira para São Paulo, segundo ele.
O MAJOR PM MARCOS FERNANDES assumirá interinamente o comando do 10º Batalhão da PM, que abrange PIRACICABA e mais 10 cidades da região: ÁGUAS DE SÃO PEDRO, CAPIVARI, CHARQUEADA, ELIAS FAUSTO, MOMBUCA, RAFARD, RIO DAS PEDRAS, SÃO PEDRO, SANTAMARIA DA SERRA e SALTINHO.
O TENENTE-CORONEL PM OTACÍLIO JOSÉ DE SOUZA não foi encontrado nesta sexta para comentar o assunto.

A Justiça decretou a prisão temporária de dois PMs acusados de executar dois jovens, no dia 16 de março, na Rua BELISÁRIO DE SOUZA. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. A Corregedoria da PM suspeita que os policiais, que pertencem à ROCAM sejam os motoqueiros flagrados por uma câmera de rua. Outros nove PMs estão detidos administrativamente.

Vinte anos após o massacre do CARANDIRU, 26 PMs serão julgados, a partir de segunda-feira, dia 8. Eles são acusados de participação na morte de 15 dos 111 detentos. A chacina ocorreu em 2 de outubro de 1992. Outros 53 PMs, que também são réus, ainda não têm data do julgamento definida. Até hoje, apenas o comandante CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES foi julgado – ele foi inocentado após sua defesa recorrer. UBIRATAN foi assassinado, em seu apartamento, nos JARDINS, em 2006.  

O ajudante HUGO RODRIGUES MIRANDA, de 19 anos, foi preso por policiais do DEIC, ontem, no BRÁS. Ele é acusado de executar um policial militar na madrugada de segunda-feira, dia 2 de abril, na VILA MARIA. Os investigadores encontraram a arma da vítima com o suspeito. O PM AGNALDO VITORELLI, de 43 anos, estava em uma pizzaria quando foi assassinado.

Sete seguranças de uma empresa de transporte de valores ficaram feridos durante uma troca de tiros em um assalto a dois carros-fortes ontem à noite, na Rodovia ANHANGUERA, em ARARAS. Os suspeitos foram perseguidos pela policia, mas conseguiram fugir com uma quantia em dinheiro. Uma das vítimas está em estado grave. Depois de passar por uma praça de pedágio, no km 165, os motoristas dos veículos foram obrigados a parar por uma quadrilha com cerca de dez homens, armados até com artilharia antiaérea, em três carros. Os seguranças reagiram e trocaram tiros com os suspeitos. Dos nove que protegiam o veículo, sete ficaram feridos, um deles em estado gravíssimo. Outros seis obtiveram alta. Os criminosos usaram uma bomba para explodir a porta de um dos carros. Em seguida, eles fugiram com uma quantia em dinheiro não divulgada. Para o delegado SYDNEY URBACH, que cuida do caso, havia suspeitos inexperientes entre o grupo. “Houve muitos disparos para o alto e eles alarmaram muito os motoristas. Além disso, tiveram de reforçar as dinamites porque não conseguiram explodir o carro na primeira tentativa”, explicou URBACH. Quem estava no local relata cenas saídas de um filme de guerra. “As carretas e os carros pararam e, poucos segundos depois, começou um tiroteio. Alguns carros e um carro-forte viraram na contramão. Foi uma situação muito perigosa, nunca vi igual”, disse o motorista FERNANDO MACIEL PINTO.
Em uma estrada de terra em CONCHAL, cidade vizinha, a quadrilha cruzou com policiais militares e voltou a trocar tiros. Um policial foi baleado no pé, sem gravidade, e a viatura ficou com várias marcas de tiros. O grupo conseguiu fugir. O helicóptero ÁGUIA da Polícia Militar de PIRACICABA ajudou na operação de buscas na região de ENGENHEIRO COELHO Apesar disso, os suspeitos não foram encontrados.

A menina de 15 anos suspeita de matar um empresário durante um assalto em PRAIA GRANDE, no litoral de SÃO PAULO, foi encontrada após três meses de buscas. Ela foi localizada em FRANCO DA ROCHA, na GRANDE SÃO PAULO, e encaminhada para o Juizado de Menores da cidade do litoral de SÃO PAULO. Ela foi internada hoje na FUNDAÇÃO CASA. Segundo o delegado responsável pelo caso, LUÍS EVANDRO MEDEIROS, a jovem estava com outros dois suspeitos dentro de um veículo em alta velocidade. “Ela foi encontrada por volta das 23 horas. O delegado de FRANCO DA ROCHA ligou para a gente e fez a associação Enviamos a procuração e ela foi apreendida. Agora será apresentada”, afirma. MEDEIROS explicou que, após o contato entre a polícia das duas cidades, a menina acabou confessando o ato infracional análogo ao crime de latrocínio. “Trata-se de um latrocínio. Era um turista que estava parado em um congestionamento. Ela e mais dois criminosos abordaram a família. O motorista resistiu e ela matou esse senhor. Dois dias depois nós havíamos prendido os comparsas e só faltava a adolescente. O caso está praticamente encerrado, já que ela confessou”, explica.

A presidente DILMA ROUSSEFF inaugurou oficialmente hoje a ARENA FONTE NOVA, sede de SALVADOR para a COPA DAS CONFEDERAÇÕES e o MUNDIAL DO BRASIL – 2014. Na hora de dar o pontapé inicial simbólico, DILMA não se fez de rogada e tirou os sapatos. “Dá orgulho, como presidente da República, de olhar para essa construção e ver que estamos superando as expectativas”, comentou a presidente, que não estará presente ao clássico regional entre BAHIA e VITÓRIA, no domingo, no primeiro jogo do novo estádio da capital baiana. Por sinal, apesar do discurso otimista de DILMA, a FONTE NOVA virou manchete dos jornais há uma semana justamente pela confusão generalizada na hora da venda dos ingressos para o BA – VI, quando torcedores entraram em conflito com a Polícia Militar. O estádio foi construído no mesmo lugar da antiga FONTE NOVA, implodida em agosto de 2010. NA COPA DAS CONFEDERAÇOES, vai receber três partidas, incluindo BRASIL x ITÁLIA. No MUNDIAL DE 2014, será palco de seis confrontos. 

O PAPA FRANCISCO pediu uma ação decisiva contra abusos sexuais de menores cometidos por membros da Igreja. FRANCISCO disse ao prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, GERHARD MUELLER, que a Igreja precisa agir com determinação para proteger os menores, ajudar aqueles que sofreram com a violência no passado e seguir os procedimentos necessários contra aqueles que são culpados. Acredita-se que essa seja a primeira vez que o argentino JORGE MÁRIO BERGOGLIO se manifeste de forma direta sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo a Igreja Católica. O comunicado destaca também o pedido do pontífice para que as conferências episcopais “trabalhem na formulação de diretrizes” para o combate do abuso de menores.

Uma psiquiatra que tratou JAMES HOLMES, o autor do tiroteio em um cinema em AURORA, no COLORADO (EUA), alertou a polícia que o jovem tinha pensamentos homicidas e representava um perigo público um mês antes do massacre. Pouco mais de um mês depois das advertências, na madrugada de 20 de julho, HOLMES entrou em um cinema e começou a disparar, causando a morte de 12 pessoas.

Pelo menos 45 pessoas morreram no desabamento de um prédio construído sem autorização na região de MUMBAÍ, no oeste da ÍNDIA. As vítimas são operários e seus familiares que viviam no canteiro de obras do prédio, segundo a polícia. O jornal “HINDUSTAN TIMES” publicou que o prédio de sete andares foi construído em menos de quatros meses com material de baixa qualidade.   

2 014      :     -    SÁBADO

RIO - O ator, diretor e crítico de cinema José Wilker morreu neste sábado, aos 69 anos. Ele teve um infarto enquanto dormia na casa de sua namorada, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, conforme adiantou a coluna de Ancelmo Gois. Segundo amigos, uma ambulância chegou a seguir para o local, mas os socorristas concluíram que não havia mais tempo de levá-lo ao Hospital Samaritano. O velório será no Teatro Ipanema das 23h deste sábado até 15h do domingo. O corpo será cremado às 18h no Memorial do Carmo.
Um dos artistas mais atuantes da televisão, do teatro e do cinema brasileiros, Wilker pôde ser visto recentemente na novela "Amor à vida" como o médico Herbert. Também era conhecido do público como crítico de cinema, comentando a cerimônia do Oscar e falando sobre os filmes na Globonews. Além da carreira artística, ainda teve atuação política, presidindo a RioFilme de 2003 a 2008.
Cearense de Juazeiro do Norte, começou trabalhando como locutor de rádio. Cinéfilo desde a juventude, quando assistia a seriados como “Flash Gordon”, Wilker comprou seu primeiro videocassete em 1974 e, nos anos 1990, tinha acumulado em casa uma videoteca com cerca de quatro mil títulos. Entre seus filmes favoritos, estava “Quanto mais quente melhor”, de Billy Wilder; “Cidadão Kane”, de Orson Welles e “Rocco e seus irmãos”, de Luchino Visconti.
Aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Chegou a estudar Sociologia, mas abandonou o curso para se dedicar definitivamente ao teatro. Fez sua estreia no cinema no filme "A falecida", em 1965, apesar de seu nome não ter aparecido nos créditos. Foi naquele ano também sua participação na montagem teatral de "Perto do coração selvagem", obra de Clarice Lispector.
Foram muitos os personagens populares de Wilker no cinema - ele atuou em 49 filmes - e na televisão. Em "Dona Flor e seus dois maridos", de 1976, inspirado no romance de Jorge Amado, ele imortalizou o personagem Vadinho, uma de suas atuações mais memoráveis. O longa fez tanto sucesso que manteve a marca de filme brasileiro mais visto nos cinemas até 2010 (quando foi ultrapassado por "Tropa de Elite 2"). No mesmo ano, participou do filme "Xica da Silva". Trabalhou também em "Bye Bye Brasil", de 1979, e ficou marcado por papéis emblemáticos como o político Tenório Cavalcanti em "O homem da capa preta" (1986) e Antonio Conselheiro em "Guerra de Canudos" (1997).
Sua primeira novela foi "Bandeira 2", em 1971. Em 1976, mesmo ano de "Dona Flor...", ele viveu o protagonista de "Anjo mau", de Cassio Gabus Mendes. Em 1985, encarnou o inesquecível Roque Santeiro, da novela homônima exibida na TV Globo. E marcou presença nas duas versões de "Gabriela", vivendo o visionário Mundinho Falcão na primeira, de 1975, e o coronel Jesuíno no remake exibido em 2012. Nesta segunda, seu bordão "deite que vou lher usar" caiu no gosto do público.
– Jesuíno é uma das melhores coisas que já fiz na minha carreira – falou Wilker ao GLOBO na época da novela. - A melhor coisa que pode acontecer a um personagem é ver suas falas serem apropriadas pelo público.
Mas o bordão mais conhecido de um personagem de Wilker foi o "felomenal" de Giovanni Improtta, um divertido contraventor cheio de manias. O sucesso foi tanto que o personagem de "Senhora do destino", exibida entre 2004 e 2005, ganhou um filme só para ele anos mais tarde, em 2013. O ator marcou presença também em séries e minisséries como "Anos Rebeldes" (1992); "Agosto" (1993); e "A Muralha" (2000), além de "JK", em 2006, em que interpretou o presidente Juscelino Kubitschek.
Também na TV Globo, deixou sua marca na direção em programas como o humorístico "Sai de Baixo" (1996) e as novelas "Louco Amor" (1983), de Gilberto Braga, e "Transas e Caretas" (1984), de Lauro César Muniz. Na TV Manchete, ele chegoua a dirigir duas novelas em que também atuava: "Carmem" (1987), de Gloria Perez, e "Corpo Santo" (1987), de José Louzeiro.
Ator premiado no teatro
Wilker começou a carreira fazendo teatro de rua. Em 1965 atuou em "Perto do coração selvagem" e em1967 participou do elenco da lendária montagem de "O rei da vela", do Teatro Oficina. Três anos depois, ganhou o prêmio Molière de melhor ator pela peça "O arquiteto e o imperador da Assíria", em que contracenava com Rubens Correia.
A morte do ator foi sentida e comentada durante a manhã deste sábado no 23º Festival de Teatro de Curitiba, que se encerra neste domingo. Nos últimos anos, Wilker esteve na capital paranaense com dois espetáculos. Em 2009, ele estava em cena na comédia "A cabra ou quem é Sylvia", de Edward Albee. Dirigido por Jô Soares, Wilker interpretava Martin, um arquiteto bem-sucedido e aparentemente feliz no casamento com Stella (Denise Del Vecchio).
Três anos mais tarde, em 2012, o ator levou ao festival "Palácio do fim". Escrita pela canadense Judith Thompson, a montagem havia sido a recordista de indicações ao prêmio Shell daquele ano, com quatro indicações, incluindo melhor direção, assinada por Wilker. A peça conquistou dois prêmios, nas categorias iluminação (Maneco Quinderé) e atriz (Vera Holtz).
Últimos trabalhos
Wilker estava escalado como um dos homenageados do Cine PE Festival do Audiovisual, que acontece do dia 26 a 2 de maio em Recife. No dia 14 de agosto estreia "Isolados", longa-metragem do diretor Tomás Portella, que tem uma das últimas participações de José Wilker no cinema. Thriller estrelado por Bruno Gagliasso e Regiane Alves, o filme tem roteiro de Mariana Vielmond, filha de Wilker. Tomás, que já trabalhara com o ator como assistente de direção de "Giovanni Improtta" e "O Bem Amado", conta que ele filmou durante dois dias, interpretando o Dr. Fausto, mentor do personagem de Bruno, um psiquiatra às voltas com um assassino em série.
— Foi uma participação pequena, mas incrível — diz Tomás. — O Wilker é uma força do nosso cinema. Fez filmes que mudaram a história, como “Bye Bye Brasil” e “Dona Flor e seus dois maridos”. Vamos homenageá-lo no filme.
Outro filme de Wilker a estrear é “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Vinicius Coimbra, que foi exibido no Festival do Rio em 2011. Nele, o ator interpretou um personagem chamado Joãozinho Bem-Bem.
O ator deixa duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, furto da relação com a também atriz Mônica Torres. 

Somos surpreendidos neste sábado com a morte do ator JOSÉ WILKER. A televisão oferece ampla matéria sobre esse acontecimento inesperado. Uso o sábado para colocar em dia os meus apontamentos e também minhas memórias. Através do “NINHO DAS ÁGUIAS” recebo depoimentos importantes a respeito dos acontecimentos no país: a palestre do GENERAL HELENO no GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL em 31 de março último; o artigo “A ENGENHARIA SOCIAL DOS ESQUERDISTAS” segundo ANTÔNIO GRAMSCI e textos de NOAM CHOMSKY – MANIPULAÇÃO DA MENTE POPULAR – VISÓES ALTERNATIVAS. Resolvo colocar em meu blog todo esse material.

Cerca de 200 cabos e soldados da Polícia Militar que trabalham na zona leste da capital estão sendo obrigados a fazer bico neste fim de semana, em dois turnos, das 15 às 23 horas e das 18:30 às 02:30 horas, segundo denúncia feita ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO pelos próprios policiais militares.
O trabalho nos horários de folga, de acordo com determinação do governador GERALDO ALCKMIN (PSDB), anunciada na última quarta-feira, é voluntário e tem como objetivo aumentar a remuneração dos PMs insatisfeitos com o salário.
No entanto, o DIÁRIO apurou que todos os batalhões que atendem a zona leste convocaram os praças para se apresentarem neste final de semana no 8º Batalhão, no TATUAPÉ, um dos locais escolhidos pela Secretaria da Segurança Pública para reforço de policiamento e início imediato das atividades – o outro em SÃO PAULO é o LADEIRÃO DO MORUMBI, na zona oeste.
“Como já participo da Atividade Delegada municipal, terei de trabalhar quatro dias seguidos”, diz um soldado que atua na região do CANGAÍBA. “Após ficarmos sabendo disso, muita gente correu para conseguir atestado médico e faltar”, completou um cabo de ITAQUERA. Responsável pela distribuição de equipes e viaturas nas ruas, um sargento afirma que “a ordem veio de cima”.
Em nota a PM reiterou que a adesão é voluntária, mas como o programa, batizado de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho é novo, é passível de erros. Segundo a corporação, o sistema está sendo atualizado para facilitar o trabalho dos gestores de equipes.

Foi divulgada hoje a imagem digitalizada do que a Polícia Civil acredita ser o rosto do homem que teve partes do corpo cortadas e espalhadas em ruas do centro da capital. Peritos usaram um programa de computador de reconstituição facial. Procurado por roubo, JOÃO EDUARDO JERÔNIMO, de 29 anos, foi preso ontem por suspeita de espalhar os pedaços. Ele nega ser o esquartejador, mas, segundo a Polícia Civil, confirma ter carregado as sacolas plásticas, sem saber o que havia dentro, em troca de trinta reais que teria recebido do motorista de um carro prata, ainda não localizado. O preso, porém, nega ter deixado a cabeça na SÉ. O suspeito diz que estava sob efeito de crack quando aceitou levar as sacolas plásticas. Ele afirma ser viciado na droga.
Um exame de DNA foi feito na tentativa de identificar a vítima. Familiares de um homem desaparecido dizem ter reconhecido parcialmente o rosto do esquartejado. O resultado do teste deve sair em 15 dias. Até lá, a Polícia Civil pretende não divulgar o nome da suposta vítima. A principal suspeita é que o homem foi alvo de um crime passional. Segundo os parentes que teriam identificado a vítima, ela recebeu ameaças de morte de uma ex-amante que não se conformava com o rompimento da relação.

Em um espaço de uma hora dois PMs de folga foram mortos a tiros na capital, vítimas de assalto. A primeira morte foi a do SARGENTO PM ARY MACHADO JÚNIOR, de 47 anos, em SANTO AMARO, zona sul, às 20 horas de ontem. A segunda foi a do CABO PM ALEXANDRE PINHEIRO, 39 anos, na PENHA.

A primeira manhã da ocupação das Forças Armadas no COMPLEXO DA MARÉ, hoje no RIO, não teve prisões, confrontos ou apreensões, segundo o Comandante Militar do LESTE, GENERAL FRANCISCO CARLOS MODESTO. Ele participou do ato de assinatura do acordo que formalizou o emprego das Forças Armadas no conjunto de favelas. “Não temos notícia de nenhum confronto e não foram feitas prisões graças ao trabalho anterior da Secretaria de Segurança Pública, muito benfeito, em que foram efetuadas muitas prisões e apreensões. Até o momento não tenho conhecimento de nenhuma apreensão também”, disse o general.
O comandante disse que as tropas estão recebendo o apoio da população. “Temos notado esse interesse e essa colaboração efetiva da população e isso nos dá esperança de que todos juntos, militares, órgãos públicos e a população, vamos conquistar e garantir essa paz tão desejada”, afirmou. A ocupação teve a participação de 2.550 homens das Forças Armadas e 200 policiais militares, que substituíram os 300 PMs do BOPE e do Batalhão de Choque que entraram no COMPLEXO DA MARÉ na semana passada.
A operação contou com tanques e blindados. Na tentativa de se comunicar com a população, os militares percorrem a comunidade em um veículo com alto-falantes avisando da ocupação: “Atenção, comunidade: a Força de Pacificação agradece a sua colaboração. Estamos presentes para proteger você e sua família. A pacificação da sua região também depende de você. Estamos trabalhando para a sua segurança”. Muitos moradores disseram à AGENCIA BRASIL que se sentem inseguras de sair de casa com tantos homens armados nas ruas.

Nove fornecedores da PETROBRÁS depositaram 34,7 milhões de reais na conta de uma empresa de fachada controlada pelo doleiro ALBERTO YOUSSEF, preso em 17 de março. WALDOMIRO DE OLIVEIRA, um empregado do doleiro, confessou em depoimento à PF que a empresa não tem atividade de fato. O nome com o qual a empresa está registrada na Junta Comercial de São Paulo é MO CONSULTORIA. A informação consta de um laudo da Polícia Federal revelado hoje pelo jornal “FOLHA DE SÃO PAULO”. A polícia suspeita que a MO CONSUTORIA servia para repassar propina para funcionários públicos e para políticos.

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal e reveladas pela revista “VEJA” mostram que o vice-presidente da Câmara dos Deputados, ANDRÉ VARGAS (PT-PR) e o doleiro ALBERTO YOUSSEF atuaram em parceria para tentar viabilizar a assinatura de um contrato entre uma empresa de YOUSSEF, a LABOGEN, e o Ministério da Saúde. Em diálogo descrito pela polícia, de setembro de 2013, YOUSSEF, preso pela PF, chega a dizer que VARGAS que o negócio garantiria a “independência financeira” de ambos. O contrato tratava do fornecimento de medicamentos. Segundo a GLOBONEWS, VARGAS negou que o doleiro tivesse lhe oferecido vantagem financeira.

O príncipe HARRY, do REINO UNIDO, vai visitar o BRASIL durante a COPA DO MUNDO e vai assistir a um jogo da INGLATERRA. A assessoria do príncipe não informou a data da visita nem a cidade que ele irá visitar no país. A visita servirá para reforçar as relações entre o REINO UNIDO e o BRASIL. HARRY também vai viajar em seguida para o CHILE. Em março de 2012, HARRY visitou o BRASIL pela primeira vez, quando esteve no COMPLEXO DO ALEMÃO, na zona norte do RIO.

DANIEL SCIOLI, governador da província de BUENOS AIRES, decretou hoje 12 meses de estado de emergência na região, que integra a capital argentina e outros 133 municípios. Segundo SCIOLI, a medida se deve aos elevados índices de criminalidade, com uma média de quatro assassinatos por dia. Ao decretar emergência, o governador receberá 600 milhões de pesos do governo federal para a compra de equipamento e reforço no quadro de policiais.

A erupção do vulcão TUNGURAHUA, no EQUADOR, provocou uma coluna de cinzas que atingiu a altura de dez quilômetros acima da cratera ontem. Segundo o Instituto Geofísico do país, uma forte explosão lançou fragmentos de rochas nas cidades de BILBAO e CUSÚA, mas não houve registros de feridos. O vulcão está localizado no centro dos ANDES equatorianos.

Há fortes indícios de que EVA BRAUN, a mulher do líder nazista ADOLF HITLER, tinha sangue judeu. Essa revelação faz parte de um documentário que será transmitido na próxima quarta-feira pelo canal de TV britânico “CHANNEL 4”, com base em exames de DNA. A tese se baseia na análise de cabelos que seriam de EVA, os quais teriam características genéticas associadas aos judeus, massacrados pelo regime de HITLER.

Um navio chinês que integra a equipe de buscas ao BOEING 777 da MALAYSIA AIRLINES, desaparecido com 239 ocupantes desde o dia 8 de março, detectou um sinal que pode ser das caixas pretas da aeronave. De acordo com a agência de notícias estatal chinesa XINHUA, o sinal tem o mesmo padrão usado por caixas pretas, mas não há indício concreto de que seja, de fato, uma evidência da localização dos destroços do avião.
O governo da MALÁSIA afirma que o BOEING de fato caiu e não deixou sobreviventes, mas seu paradeiro continua sendo um mistério. As buscas, coordenadas pelo governo australiano, estão concentradas no sul do OCEANO ÍNDICO, onde se acredita que o acidente tenha acontecido. Desde ontem, a procura pelas caixas pretas foi reforçada com a ajuda de um Robô submarino e dois navios equipados com sonares, além de outras embarcações e aviões militares. A pressa em achar as caixas pretas, que podem explicar o que ocorreu com o BOEING 777, deve-se à pouca duração das baterias dos equipamentos, que devem se esgotar dentro de um mês. Sem energia, elas deixam de emitir o sinal que permite a sua localização.
Nos últimos dias, várias imagens de satélites mostraram no oceano objetos que podem ser destroços da aeronave da MALAYSIA, mas nenhum destroço foi recolhido das águas até o momento.











2 015    :    -     DOMINGO           
VETERANOS DE 32 NO CEMITÉRIO CONSOLAÇÃO E OBELISCO IBIRAPUERA

JBiajone
Anexos
Estimados Cel Ventura, Afrânio, Cachioli, amigo Popó, Pedro Amâncio (FLONA), Dr. Arnaldo Amado e demais irmãos de luta que nos lêem em cópia.

Votos de feliz páscoa a todos vocês meus caros!

Participo-vos da resultante da missão que tive em companhia e apoio de nosso amigo e irmão de lutas Euclides Cachioli de Lima nos dias 3 e 4 de abril de 2015 quando visitamos o cemitério da Consolação e o Mausoléu de 32 no obelisco do Ibirapuera.
As fotos que seguem em anexo são das placas dos túmulos existentes no Mausoléu de 32 no obelisco do Ibirapuera e elas colocam um fim no impasse que tivemos em encontrar o túmulo do voluntário OCTÁVIO SEPPI no Cemitério da Consolação, o qual o funcionário municipal POPÓ (fagomes@prefeitura.sp.gov.br) tentou nos ajudar a encontrar, mas não tivemos sucesso.
Na verdade OCTÁVIO SEPPI, assim como PAULO BIFANO ALVES e LAURO DE BARROS PENTEADO (todos soldados do lendário batalhão 14 de julho, falecidos em combate em Capão Bonito - FLONA - 26/ago/32 e Capão Bonito - Rio das Almas - 18/set/32) estão todos no Mausoléu de 32 no obelisco do Ibirapuera.
Dessa visita ao Mausoléu no dia 4 de abril, foram descobertos ali os restos mortais das seguintes personalidades de relevo em nossa epopéia de 32 itapetiningana:
Os militares de carreira (vide placa em anexo):
GENERAL BRAZILIO TABORDA (comandante do EC do Setor Sul)
CAPITÃO ANTONIO RIBEIRO JUNIOR (Força Pública)
CADETE RUYTEMBERG ROCHA (Força Pública)
SARGENTO THOMAZ JUSTINO RODRIGUES (Força Pública)
Os voluntários (vide placa em anexo):
TENENTE MARIO HILLARIO DALLARI
SOLDADO GUSTAVO BORGES JUNIOR (Herói itapetiningano de 32)
SOLDADO NICANOR NOGUEIRA
SOLDADO CARLOS MATTIZ
ANTONIO AUGUSTO (Foguista do Trem Blindado n° 1)
E também o comandante da aviação constitucionalista  (vide placa em anexo):
BRIGADEIRO DO AR LISIAS RODRIGUES (então major Lisias comandante dos Gaviões de Penacho homenageados em 2014 em Campina do Monte Alegre/SP)
Missão cumprida meus caros! 
Agora estamos no aguardo de retorno dos familiares de OCTÁVIO SEPPI para que ele(s) possam estar conosco no dia 8 de julho próximo na reinauguração de monumento e placa que levam seu nome na FLONA de Capão Bonito. Cachioli me contou de dois que deram sinal de vida via FACEBOOK e Afrânio parece que conseguiu também contato em vários links que pesquisou, inclusive com um escultor do busto de OCTÁVIO SEPPI (que existiu em seu túmulo original no cemitério da Consolação?? não sabemos...)
Eu só tenho a agradecer. 
Em frente para a vitória!
Biajone
Abril 4, 2015
PS: prezado POPÒ, para seu conhecimento vai o oficio da FLONA autorizando o evento de reinauguração e algumas fotos do monumento a OCTÁVIO SEPPI no seu estado atual pré-reforma em andamento. Contamos com a vossa presença neste inesquecível evento, nobre amigo. Em anexo vão também a placa atual para o monumento e a foto que tiramos frente ao "veloz e furioso" carrinho quando da nossa visita ao cemitério Consolação.
18 anexos (os anexos não puderam ser copiados)

 HELIO RUBENS DE ARRUDA E MIRANDA
Prezados,
quero primeiramente elogiar o excelente trabalho de grande valor como registro histórico realizado por todos, mas considero  lamentável - e incompreensivel! - como esse erro ainda não foi corrigido, não obstante os esforços de companheiros de luta como o professor Jefferson Biajone: o nome do meu pai ALCINDO GUANABARA DE ARRUDA E MIRANDA, autor do livro 'Cruzes Paulistas' e herói da Revolução de 1932, ainda não consta do Memorial ao Soldado Constitucionalista, justo ele que foi um dos mais atuantes combatentes e que registrou importante parte da História da Revolução de 1932, participando como um dos autores desse importantíssimo livro.
Gostaria muito se alguém pudesse explicar essa triste omissão.

Estimado irmão de lutas e concidadão Helio Rubens
Saudações pascalinas. 
Para que o nome de vosso pai possa "constar" no mausoléu do obelisco de 32 é necessário que entre em contato com Marinei (11 3105 8541) e veja com ela (secretária da sociedade veteranos de 32-mmdc) o que precisa ser feito para transladar os restos mortais de vosso pai Alcindo (veterano de 32 e organizador de Cruzes Paulistas) do cemitério onde ele está em SP para uma gavetas de um dos armários de mármore existentes no Mausoléu. Seria dessa forma apenas que poderiamos fazer constar o nome dele lá como os dos demais constam nas imagens das gavetas-túmulos que ontem enviei.
Este translado é feito em dia de solenidade festivo (creio que 9 de julho ou 2 de outubro, não tenho certeza), com cadetes da Policia Militar do Barro Branco carregando a urna com os restos de vosso digno pai para dentro do mausoléu, onde na gaveta de um dos vários armários de mármore lá existente ele terá seu nome gravado, como o dos demais que lá estão.

Sugiro que seja gravado
Tenente Alcindo Guanabara de Arruda e Mirada 
voluntário paulista 
2015
Desconheço custos e condições que existem e precisam ser cobertos pela família do veterano, mas é uma digna homenagem ao vosso pai. Entre em contato com a secretária Marinei (11 3105 8541 ou sociedade32@gmail.com) em horário comercial.e terá informação plena de todo o andamento dessa homenagem derradeira.
O Cel Ventura, nosso presidente da sociedade e amigo de Itapetininga nos lê em cópia. 
Enorme abraço e no contato
Jefferson
Abril 5, 2015

Vamos verificar o que ocorreu com os restos mortais de ALCINDO GUANABARA DE ARRUDA E MIRANDA, que, segundo seu filho, não estão no registro do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32.
Recebo telefonemas de muita gente desejando feliz PÁSCOA, sendo que as mensagens que chegam pela internet são muito significativas. Para responder a todos leva um bom tempo deste domingo. 

Estimados Sr. José de Almeida Fabiano Alves e filho Marco 
descendentes de nosso heróico capitão Francisco Fabiano Alves
É com enorme satisfação que informo-vos da publicação digital de HEROISMO DESCONHECIDO: edição comemorativa dos 70 anos da Revolução de 1924 
O capitulo referente à história de vida de nosso capitão encontra-se nas paginas 111 à 116 deste livro (o que poderá ser lida também no link acima).
Prezado Sr. José, agradeço em nome da familia de Edmundo Prestes Nogueira pela aquisição de 25 dos mil exemplares deste livro que lançamos ano passado e convida-lo para receber esses exemplares e também a honrosa Medalha MMDC da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em nome de vosso pai e "in memoriam", o capitão Francisco Fabiano Alves, veterano de 32, no dia 8 de maio de 2015, às 20 horas, em nossa Câmara Municipal de Itapetininga, em solenidade comemorativa dos 70 anos do Dia da Vitória e que contará também com o lançamento do livro CONTINÊNCIA A MORTE
O senhor e vosso filho Marco, amigo também de Itapetininga bem como demais familiares e descendentes de nosso eterno capitão estão convidados. Vinte e duas outras personalidades e entidades itapetininganas serão homenageadas com medalhas também esta noite.
Att, grato e no contato
prof. Jefferson Biajone
Abril 5, 2015


O Juiz RICARDO MONTE SERRAT, Presidente do Núcleo "MMDC SARGENTO MACHADO", de RIBEIRÃO PRETO, manda-me a seguinte mensagem:
Caríssimo Presidente, Cel. Ventura,
Quanto à entrega das medalhas, tenho em mente o seguinte:
NA 5ª CIRCUNSCRIÇÃO DO SERVIÇO MILITAR, APÓS A PALESTRA:
- Ao Cel. Cav. FLÁVIO ALMEIDA DE OLIVEIRA (Chefe da 5ª CSM, Diretor Institucional do Núcleo de Ribeirão Preto do MMDC, que ligou o Exército às atividades de nossa Sociedade de Veteranos, tornou possível o ciclo de palestras dos dias 23 e 24, inclusive no Tiro de Guerra, providenciando transporte e hospedagem para o conferencista, franqueando, ainda, as instalações da 5ª CSM para as reuniões de nosso Núcleo que, como é sabido, ainda não tem sede própria).
- Ao Dr. CÍCERO GOMES DA SILVA (Advogado, decano dos Vereadores brasileiros com trinta e seis (36) anos consecutivos de mandato, dez (10) vezes presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, autor e condutor da aprovação do projeto de Resolução que autorizou a instalação de monumento em homenagem aos heróis ribeirão-pretanos de 32 no saguão da Câmara Municipal, inclusive os integrantes do antigo 3º BC que foram esquecidos no monumento existente na Praça XV de Novembro).
- Dr. RUI FLÁVIO CHÚFALO GUIÃO (Advogado, empresário Presidente do Grupo Santa Emília e integrante da Diretoria Executiva do Núcleo Ribeirão-pretano do MMDC, que patrocinou a primeira grande exposição em memória da Revolução Constitucionalista realizada no Shopping Iguatemi, nesta cidade).
- PAULO MOTTA MONTE SERRAT (Bacharel em Direito, criador do site do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto a ser inaugurado na 5ª CSM no dia 23, que cuidou da aquisição do software, da aquisição do domínio e do e-mail, estudando e aprendendo a técnica mais avançada de criação de sites, realizando toda a arte, além das filmagens dos depoimentos, para isso viajando a Brasília e São Paulo, despendendo muitos dias em prejuízo de seus estudos para concurso jurídico, tendo, também, dedicado seu talento, tempo e esforço para a criação tanto do Ornato quanto do Diploma de Mérito do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto).
NO CPI/3, APÓS A PALESTRA:
- Ao CEL. PM JOSÉ ROBERTO MALASPINA (Comandante do CPI-3, Diretor Institucional do Núcleo MMDC de Ribeirão Preto, que ensejou a realização da cerimônia de instalação do Núcleo e foi decisivo para a integração de Policiais Militares à diretoria executiva local, além de apoiar todas as ações posteriores no que toca à participação de seus comandandos).
NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL, APÓS A PALESTRA:
- Aos Srs. LUCIANO PEDERSOLI, LANA LIZ PERCE GOMES, SÉRGIO RICARDO DE SOUZA, MÁRCIA REGINA DE FREITAS CORREA, WALKÍRIA PESSOA DE ALMEIDA LOBO e WAGNER FREDERICO BARROS DE ARAÚJO (todos Chefes Escoteiros, todos Diretores Executivos do Núcleo local, responsáveis pela adesão de todos os Grupos Escoteiros desta cidade ao Núcleo MMDC de Ribeirão Preto).
Enviarei os currículos com a maior brevidade.
Por favor, envie-me, com urgência, os dados da conta em que devo depositar o preço das medalhas e diplomas, para que eu possa fazê-lo rapidamente.
Cordial e respeitoso abraço do
Ricardo.

Em um dia normal, GUERRERO teria marcado ao menos dois gols e o CORINTHIANS sairia com a vitória do clássico contra o SANTOS, hoje, no ITAQUERÃO. O peruano, porém, desperdiçou as cinco oportunidades dentro da área, saiu zerado e contribuiu para o empate por 1 a 1 entre os dois times de melhor campanha no PAULISTÃO.
O CORINTHIANS chegou a 36 pontos e assegurou a liderança geral na fase de classificação. Jogará como mandante nas quartas e na semifinal, caso passe pela PONTE PRETA. Já o SANTOS se manteve em segundo, com 31 pontos, um à frente do PALMEIRAS. Na última rodada, terá de vencer o RIO CLARO para assegurar a vice-liderança, o que poderá lhe valer o mando de campo diante do VERDÃO em uma possível semi. Artilheiro do TIMÃO na temporada, com 12 gols, GUERRERO teve um domingo ruim em ITAQUERA. Melhor para o SANTOS.

A torcida do SÃO PAULO tem motivo de sobra para ficar preocupada. Mesmo com força máxima, o TRICOLOR perdeu para o BOTAFOGO por 2 a 0, no Estádio SANTA CRUZ. O time de RIBEIRÃO PRETO será o adversário do PALMEIRAS nas quartas de final. Após ter sido batido pelo SAN LORENZO, na quarta-feira, pela LIBERTADORES, o TRICOLOR somou a segunda derrota consecutiva - algo inédito no ano até aqui. O time permanece com 29 pontos na tabela, o que lhe confere a pior campanha entre os quatro grandes. Se terminar a primeira fase assim, o SÃO PAULO deverá decidir o seu destino longe de casa, caso consiga disputar a semifinal e a final.

A meta do BRAGANTINO de seguir na elite do futebol paulista foi para o ralo. Hoje, a equipe perdeu para o RIO CLARO por 2 a 1 e acabou rebaixada para a SÉRIE A-2 do estadual. Com sete pontos na tabela de classificação, o clube de BRAGANÇA PAULISTA só está à frente do MARÍLIA, com dois pontos, na tabela de classificação.
Já o RIO CLARO passou a somar 16 e ficou mais longe do descenso no PAULISTÃO - com um empate na última rodada, o time se mantém na elite.
Já classificada, a PONTE PRETA ganhou por 2 a 1 e complicou a vida da PENAPOLENSE. O time de CAMPINAS soma 27 pontos. Curiosamente, o PENAPOLENSE permanece com 15 e pode se classificar para a segunda fase ou ser rebaixado. O time precisa vencer e torcer contra o XV DE PIRACICABA para garantir vaga. Se perder, dependendo dos resultados de PORTUGUESA, LINENSE, CAPIVARIANO e SÃO BERNARDO, o PENAPOLENSE corre risco de cair. Já no duelo dos desesperados, o SÃO BERNARDO bateu o LINENSE com quatro gols de HENAN. DIEGO descontou (4 a 1).

O sérvio NOVAK DJOKOVIC segue mostrando por que é o atual melhor do mundo: hoje, derrotou o britânico ANDY MURRAY por 2 sets a 1 e conquistou o MASTERS 1000 de MIAMI. Ele já havia vencido neste ano o ABERTO DA AUSTRÁLIA, primeiro GRAND SLAM da temporada, e o MASTERS 1000 de INDIAN WELLS. Não é à toa, vai para sua 141ª semana na liderança do ranking, igualando marca de RAFAEL NADAL. Por sinal, o espanhol perderá duas posições - para MURRAY, que lhe roubará o terceiro posto, e para o japonês KEI NISHIKORI, atual quarto do mundo. O suíço ROGER FEDERER segue em segundo.

O Policial Militar SÍLVIO DE SOUZA foi achado morto com marcas de tiro e amarrado no banco de trás de um carro na Rodovia AYRTON SENNA, em GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, hoje de madrugada. O PM estava sem camisa e com as calças abaixadas. O 4º DP de GUARULHOS investiga o caso.

Uma mulher de 27 anos foi baleada em frente de casa, no começo na noite do sábado, no TREMEMBÉ, zona norte. Segundo familiares, após levar o tiro no olho, a vítima entrou em casa, onde o pai a socorreu ao Hospital SÃO LUIZ GONZAGA. Ela segue internada na emergência da unidade em estado gravíssimo. Familiares disseram que a vítima não tinha inimigos, tampouco havia sido ameaçada. O caso foi registrado no 73º DP (JAÇANÃ).

A bebê THAYLLA EDUARDA PEREIRA SANTOS, de um ano, foi atropelada por um caminhão que fazia uma entrega de materiais de construção, em MOGI DAS CRUZES. O motorista deu ré e atingiu a menina, que estava com o pai. A criança foi levada ao pronto-socorro, mas não resistiu. O condutor ainda não identificado, fugiu sem socorrer a vítima. 

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, neste domingo (5), que o Complexo do Alemão, na Zona Norte, será reocupado pela Polícia Militar. Desde a semana passada, policiais do Comando de Operações Especiais (COE) reforçam o patrulhamento na região.O anúncio ocorre na semana em que ao menos seis pessoas foram baleadas no Alemão. O caso que ganhou mais repercussão foi o do menino Eduardo de Jesus, de 10 anos, atingido por uma bala perdidadurante uma operação policial na comunidade.
O Conjunto de Favelas do Alemão foi ocupado em 2010 pelas forças de segurança do estado, mas ainda assim houve resistência do tráfico de drogas e confrontos entre policiais da UPP e criminosos se tornaram frequentes na comunidade. Segundo o governador, o Estado vai fortalecer a política de pacificação no Alemão e em outras comunidades.
"A gente já vem discutindo o fortalecimento de algumas UPPs. O Alemão é uma delas. Vamos entrar mais forte, fazer uma reocupação. Vamos fortalecer, colocando mais policiais. Nesses três meses de governo, já formamos mais de 1.100 PMs e vamos intensificar a ocupação no Alemão", garantiu Pezão.  O governador reafirmou que, apesar dos recentes confrontos, o Estado não vai recuar.
"É um processo de seis, sete anos, que a gente tem que ir reavaliando, vendo o que deu certo, o que deu errado, e ir adaptando. A gente sabe que não é só segurança. Segurança é um instrumento para nós levarmos a saúde, a educação, a ação social, o tratamento de esgoto, o abastecimento de água. Estamos fazendo um grande esforço e não vamos retroceder. Pelo contrário, segurança continua sendo o nosso mantra, nossa política mãe. Vamos continuar investindo fortemente no Alemão e nas áreas mais conflagradas", destacou o governador. Pezão explicou ainda que não será necessário o uso das Forças Armadas no Alemão. Segundo o governador, além da contratação de novos policiais, os efetivos das UPPs passarão por uma reciclagem.
"Nós já começamos o treinamento desses policiais pelo Morro São João. O trabalho é feito com policiais do Bope e do Choque que entram nas comunidades  e ficam até dez dias. Vamos fazer isso em todas as UPPs, além de continuar formando novos policiais. Nós temos mais seis mil policiais que passaram no concurso e vamos contratar ainda esse ano", disse Pezão. Atualmente, as UPPs dos complexos do Alemão e da Penha contam com 2.170 policiais militares, sendo 1.230 somente no Alemão. Na tarde de sexta (3), a Coordenadoria de Polícia Pacificada (CPP) informou que não descartava uma ocupação completa no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte. Na quinta (2), a CPP anunciara que iniciava um reforço no policiamento com a atuação de policiais do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) - reforçam, desde ontem, o policiamento no Complexo do Alemão. Um centro de comando do COE, instalado na Coordenadoria de Polícia Pacificadora, monitora a ação das forças especiais e avaliará se será necessária uma ocupação completa.
A CPP informou ainda que o contêiner da Base Avançada do Alemão, que fica na Rua Canitar, será retirado. Em seu lugar está sendo montado um ponto de fortificação. Na sede administrativa da UPP Nova Brasília também está sendo instalado um ponto de fortificação. O contêiner será retirado futuramente. A Coordenadoria da Polícia Pacificadora avalia a necessidade de mais pontos de fortificação e instalações de cabines blindadas.
Baleados: - Na quinta-feira (2), o menino Eduardo de Jesus Ferreira morreu após ser atingido por uma bala perdida, no Conjunto de Favelas do Alemão. Ele brincava no celular na porta de casa, quando foi baleado. A morte do menino gerou protesto de moradores da comunidade, na sexta-feira (3). Houve confronto entre a PM, que lançou bombas de gás e spray de pimenta, e manifestantes.
Eduardo tinha 10 anos (Foto: Reprodução / Facebook)Eduardo foi baleado em operação policial
(Foto: Reprodução / Facebook)
Pelo menos outras duas pessoas foram atingidas por balas perdidas no Alemão desde a tarde desta quarta (1º) – uma mulher morreu e a filha dela ficou ferida. No total, além de Eduardo, outras seis pessoas foram baleadas em dois dias – três morreram. Há cerca de 90 dias seguidos os moradores do Alemão convivem com intensos tiroteios.
Pela manhã, uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Rua Canitá, foi atacada. Janelas da unidade, que funciona dentro de um contêiner, foram quebradas. Segundo o CPP, pessoas não identificadas também colocaram fogo em uma caçamba de lixo que fica ao lado da unidade.

O incêndio que atinge a empresa Ultracargo, no bairro Alemoa, em Santos, no litoral de São Paulo, desde a quinta-feira (2), já causa impacto ambiental para o Canal do Estuário, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Análises preliminares indicam que peixes da região morreram devido à poluição da água, que apresenta baixa oxigenação e temperatura elevada. A Cetesb não sabe informar quantos peixes foram mortos.
O incêndio na empresa Ultracargo começou por volta das 10h de quinta-feira (2). Seis tanques de combustível foram atingidos. Neste domingo (5), três ainda permaneciam pegando fogo. A temperatura no local chega a 800°C. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Até agora, quase cinco bilhões de litros de água do mar foram usados para combater as chamas Não há previsão para o término dos trabalhos.
Pelo menos 15 pessoas que trabalhavam no local, entre funcionários e bombeiros, precisaram de atendimento médico por inalar fumaça. Todas foram liberadas. Não houve mortos.
Contaminação da água: - Segundo o gerente da Cetesb na Baixada Santista, César Eduardo Padovan Valente, o combate ao incêndio alterou significativamente a qualidade da água. Isso ocorre porque o sistema de escoamento da água usada para conter as chamas é despejado no Canal do Estuário, contaminados com combustível.
"Mais especificamente, foram a alteração da temperatura e a saturação de oxigênio na água. Foram esses fatores que motivaram a morte dos peixes", disse.
Neste sábado (4), a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, alertou a população sobre a aparição de peixes mortos na região. Ela recomendou que a população não consuma os peixes.
Ainda segundo Valente, os moradores da região próxima ao incêndio não precisam se preocupar com a fumaça tóxica. “Com relação a poluição no ar, os únicos que sofreram impacto por conta da fumaça foram as pessoas que estavam próximas ao local, que, no caso, seriam os bombeiros”, explicou.
Um equipamento do Exército, capaz de medir partículas suspensas no ar, foi colocado à disposição para analisar os efeitos da poluição, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira.
Evacuação: - O Prefeito de Santos, no litoral de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, procurou tranquilizar a população da cidade com relação a uma possível evacuação da área.
Ele solicitou apoio do Governo Federal, que disponibilizará também uma plataforma marítima da Petrobras para bombear água.
"Tínhamos um caminhão da Petrobras, agora teremos mais três caminhões chegando, além de outros três equipamentos de auxilio. O monitoramento naquele momento mostrou que não precisaria desses novos recursos, mas já não é a situação de agora. O momento mudou, o que não significa um agravamento", explica.

Quatro presos foram resgatados do Complexo Penitenciário de PEDRINHAS, em SÃO LUÍS (MA), nesta madrugada. Homens armados, que ocupavam uma caminhonete e um veículo de passeio, estacionaram em frente ao Complexo Penitenciário e atiraram contra as guaritas de segurança. Houve troca de tiros com a polícia, mas quatro presos conseguiram escapar usando uma corda. Os detentos que escaparam foram identificados como HILTON CARLOS MARTINS, JOHN LENNON DA SILVA, JOHN CARLOS CAMPOS SILVA e ADEILTON ALVES NUNES. Esta é a terceira fuga de presos registrada em PEDRINHAS este ano.

O jovem queniano ABDIRAHIM ABDULLAHI foi identificado como membro do comando islamita AL-SHABAAB, que atacou a Universidade de GARISSA na quinta-feira, matando 148 pessoas. Formado em Direito na capital NAIROBI, era descrito como "alguém com um futuro brilhante", disse o porta-voz do Ministério do Interior, MWENDA NJOKA. O jovem havia desaparecido em 2013 e foi morto no ataque das forças. As autoridades ainda tentam identificar outros três agressores, também mortos após 16 horas de perseguição. A motivação do massacre foi religiosa. Hoje, a missa de PÁSCOA em NAIROBI foi em homenagem às vítimas.

2 016    :       -TERÇA-FEIRA
Transferindo para reserva  a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, combinado com artigo 3º, "caput" e § 1º, e, artigo 4º da Lei complementar 1150/11, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, Cel PM 840938-2 Wilson Antonio Botero - CPC - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1118/16 - Pr. 7.062.857/16).
WILSON ANTÔNIO BOTERO nasceu em 18 de julho de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 12 de dezembro de 1987. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o Cel PM 823401-9 Eli Fraga do Rêgo - CPI-6 - Santos/SP (TLTS e FRCTS DP-1147/16 - Pr. 7.075.512/16)
ELI FRAGA DO REGO nasceu em 22 de setembro de 1962. Entrou para a PMESP no dia 13 de outubro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Apenas tenho as datas de sua promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989); 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990) e TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2014.

OFÍCIO DE OUTORGA DA MEDALHA "CENTENÁRIO DO PRIMEIRO GRUPAMENTO DE BOMBEIROS".
Ilustríssimo Senhor
Apraz-me cientificar Vossa Senhoria de que lhe foi outorgada a Medalha "Centenário do Primeiro Grupamento de Bombeiros", após deliberação a que chegou a Comissão Especial, com base no Decreto Estadual nº 46.368, de 14 de dezembro de 2001.
Esta Comenda destaca personalidades civis e militares que, pelos seus atos relevantes e empreendedores, enaltecem a Polícia Militar do Estado de São Paulo e em especial o Corpo de Bombeiros.
Cumpre-me, portanto, parabenizá-lo por este momento honorífico, externando em nome da Milícia Bandeirante toda a nossa gratidão.
Assim sendo, convido-o para a entrega solene, a ser realizada no dia 5 de abril de 2016, às 10 horas, no SESC-VILA MARIANA, sito à Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo/SP.
Sendo o que tinha para a oportunidade, subscrevo-me, com os protestos de minha alta estima e distinta consideração.
MÁRIO AUGUSTO DAMIATI
Capitão PM Comandante Interino.

Saio de casa às 7:30 horas. Vou me encontrar na Avenida TIRADENTES com o SIDNEI LOBO PEDROSO, conforme combinamos ontem, após o Ato Público do LARGO DE SÃO FRANCISCO. Ele vai me conduzir até o local onde irá se realizar a solenidade do 136º Aniversário do Corpo de Bombeiros. O SESC-VILA MARIANA oferece acomodações condignas para a realização de um evento dessa magnitude. CORONEL PM ROGÉRIO BERNARDES DUARTE, Comandante do Corpo de Bombeiros, vai presidir a cerimônia do 136º Aniversário do 1º Grupamento de Bombeiros. O SubCmt do  Corpo de Bombeiros é o CORONEL PM CÁSSIO ROBERTO ARMANI. Como meus convidados, além do SIDNEI LOBO PEDROSO estão: WILLIAM MASCARENHAS (com a farda de 32, sua marca registrada), ORÍTIA ABREU SERAFIM, LIA BRITO, RODRIGO GUTENBERG (Presidente do Núcleo MMDC- NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO".
Cumprimentamos os novos Coronéis da PM: EDUARDO RODRIGUES DA ROCHA, classificado na Escola Superior de Bombeiros e MAX MENA, que passa a ser o Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior.
É inaugurado o retrato do CORONEL PM SALTORATO, já na reserva, na Galeria dos Eternos Comandantes do 1º Grupamento de Bombeiros
O ponto alto da solenidade é a entrega da Medalha do Centenário da Unidade. Recebo essa medalha com muita honra, refletindo a nossa ligação com os bombeiros, sedimentada quando permiti que a Fundação dos Bombeiros ficasse junto com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, há anos atrás, quando a nossa sede ainda era na ANITA GARIBALDI. No dia 8 de dezembro de 2014 deixamos aquele endereço, que passou a ser a sede da FUNDABOM.
POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORPO DE BOMBEIROS

DIPLOMA

O  Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, de acordo com o parecer da Comissão de Outorga, confere a Medalha Comemorativa do Centenário do 1º Grupamento de Bombeiros, ao
CEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Nos termos do Decreto nº 46.368, de 14 de dezembro de 2001, do Governo do Estado de São Paulo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros.
Quartel do Comando Geral, 05 de abril de 2016.

RICARDO GAMBARONI
Cel PM Comandante Geral da PMESP

ROGÉRIO BERNARDES DUARTE
Cel PM Comandante do Corpo de Bombeiros

WALMIR MAGALHÃES DE SALES
Major PM Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros.

Fazem uso da palavra o atual Comandante do 1º GB, MAJOR PM WALMIR MAGALHÃES DE SALES e o Comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL PM ROGÉRIO BERNARDES DUARTE.

Enquanto estou sendo condecorado no SESC-VILA MARIANA, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e o FERNANDO MORENO reúnem-se, no mesmo horário, com o Professor ADILSON CÉZAR, na Casa Civil do Governo, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir a entrega do COLAR IBRAHIM NOBRE, na semana constitucionalista - de 2 a 9 de julho. Serão destinados 10 (dez) colares à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Já em casa, após o SIDNEI LOBO PEDROSO me deixar na ARMÊNIA, recebo um telefonema do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, dando ciência do que foi discutido na Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.
MARINEI CHALUB trabalhou normalmente no Obelisco do IBIRAPUERA nesta tarde. Não temos novidades dignas de registro.
t
O SÃO PAULO teve hoje uma noite para deixar os traumas para trás. No MORUMBI, o TRICOLOR goleou o TRUJILLANOS, da VENEZUELA, por 6 a 0 e mostrou que segue vivo na COPA LIBERTADORES.
CALLERI marcou quatro gols. MICHEL BASTOS foi aplaudido. Por causa do saldo de gols, o SÃO PAULO vai dormir hoje na vice-liderança do Grupo 1, com cinco pontos e cinco gols, um tento a mais do que o RIVER PLATE. THE STRONGEST, da BOLÍVIA, é o líder, com sete pontos. E CALLERI pode ser considerado o grande responsável por inflacionar os números do TRICOLOR na COPA LIBERTADORES. Balançou as redes quatro vezes, sendo o primeiro a alcançar tal feito pelo clube na competição. Antes, o máximo que um jogador havia conseguido foram os três de PALHINHA, na edição de 1992.

As polícias CIVIL e MILITAR prenderam dois primos suspeitos de matar o CABO PM REGINALDO GODOY TAICOLI, de 46 anos, na frente do filho, de 15 anos, em um posto de combustíveis no JARDIM SÃO LUIZ, na zona sul, no último sábado. GUSTAVO ELÓI DE SOUZA, 19, e VINÍCIUS GOMES ELÓI, 18, foram capturados em MONGAGUÁ, no litoral sul. Eles estavam na casa de parentes.
Segundo o delegado do 92º DP (PARQUE SANTO ANTÔNIO), UBIRACI DE OLIVEIRA, os agentes identificaram um VOLKSWAGEN FOX vermelho, que passou várias vezes pelo posto antes do crime. Essa informação, combinada com fotos do FACEBOOK, foram fundamentais para a identificação dos acusados.
Testemunhas apontaram GUSTAVO como o autor dos disparos que matou o CABO TAICOLI. BRUNO HENRIQUE MIGUEL, 26, foragido até hoje, seria o comparsa que revistou o agente e roubou sua arma. BRUNO tentou dar o primeiro tiro contra a vítima, mas a arma não funcionou.
Os policiais também descobriram que VINÍCIUS  e o dono do FOX vermelho, PAULO ROBERTO DA SILVA JÚNIOR, 23 (também foragido), deram cobertura de dentro do veículo. No momento da abordagem eles realizavam uma festa regada a drogas, de acordo com a PM.
Segundo o delegado, os agentes mostraram para a mãe de GUSTAVO - e tia de VINÍCIUS - as imagens das câmeras de segurança. Ela disse apenas que o autor do tiro foi o sobrinho, e não seu filho. A polícia, porém, não acredita nessa versão.
"Nós temos certeza que não foi o filho dela porque uma testemunha protegida reconheceu o GUSTAVO. Já a mãe do BRUNO apontou o filho na cena do crime. Agora precisamos pegá-lo", disse. Os pais de PAULO ROBERTO também reconheceram o FOX do filho e informaram que ele está fora de casa há 20 dias. Conforme o delegado, BRUNO tem passagem por roubo, e GUSTAVO, por receptação.

Um PM aposentado tentou furtar um malote de dinheiro abandonado pela quadrilha que assaltou a empresa de transporte de valores PROSEGUR, em SANTOS. O caso, ocorrido na segunda-feira, terminou com a morte de dois policiais rodoviários e de um morador de rua. O malote estava dentro de uma picape NISSAN, que havia sido abandonada pela quadrilha próximo à Rodovia ANCHIETA. No carro havia 8,9 milhões de reais. O SUBTENENTE JOSÉ CARLOS PEREIRA BAESSA, 55, passava pelo local e tentou pegar um dos pacotes lacrados com 96 mil reais, mas foi preso em flagrante por PMs que preservavam a cena do crime. A tentativa frustrada de furto foi captada por câmeras da prefeitura. Sem antecedentes criminais, ele foi levado à delegacia, pagou um mil reais de fiança e liberado. As autoridades ainda buscavam, hoje, 18 ladrões que participaram do mega-assalto. Na segunda-feira, três suspeitos foram detidos em MOGI DAS CRUZES. A Secretaria de Segurança Pública está oferecendo cinquenta mil reais por informações que levem ao bando.

A Justiça reduziu de seis para dois anos a prisão em regime semiaberto do estudante que atropelou o ciclista DAVID SANTOS DE SOUZA e atirou o braço dele em um córrego. O crime ocorreu em março de 2013. Com a decisão, ALEX KAZLOFF SIWEK não ficará sequer um dia atrás das grades, já que a pena foi substituída por serviços à comunidade e pagamento de 50 salários-mínimos (44 mil reais). Ele poderá voltar a dirigir, já que a suspensão de cinco anos foi reformada para oito meses.

Moradores de um prédio no RIO DE JANEIRO acordaram sob os escombros do imóvel devido a uma explosão de gás, nesta madrugada. A tragédia ocorreu no Conjunto Habitacional FAZENDA BOTAFOGO, em COELHO NETO, zona norte da cidade. Até esta noite havia confirmação de cinco mortes e 13 feridos.
Moradores disseram que há pelo menos um ano reclamam do cheiro forte de gás à Companhia Distribuidora de Gás, responsável pelo fornecimento do produto encanado. A empresa, privatizada deste 1997, confirmou ter recebido quatro reclamações em março e todas foram atendidas. "Em 21 de dezembro foi feita uma varredura na rede de gás e não foi encontrada nenhuma anomalia".
Segundo a Defesa Civil, a explosão atingiu teto e paredes do edifício. O subsecretário municipal do órgão, MÁRCIO MOTTA, disse que ao menos seis apartamentos tiveram os pisos afundados. Conforme ele, apesar do cenário de destruição, o prédio - que tem oito apartamentos por andar - não corre o risco de desabar, mas foi interditado.
Ao visitar o local, o prefeito EDUARDO PAES, afirmou que os moradores ficarão em um hotel próximo e será dado auxílio de um mil reais às famílias dos 40 apartamentos.  

A ala do PMDB que desembarcou do governo da presidente DILMA e os principais líderes da oposição se rebelaram, hoje, contra a decisão do ministro do STF, MARCO AURÉLIO MELLO de mandar a Câmara dos Deputados abrir o processo de impeachment do vice-presidente da República, MICHEL TEMER.
O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, classificou a decisão de intromissão do Poder Judiciário no Legislativo. CUNHA tinha arquivado o pedido do advogado MARIEL MARLEY MARRA contra TEMER na segunda-feira.
"Nós achamos a decisão absurda, teratológica, vamos recorrer. Nos entendemos que, com essa decisão, ele invade a competência da Câmara. Fazer valer a decisão dele significaria que os 39 pedidos de impeachment da presidente da República que foram rejeitados teriam de ter comissão especial e ser instalados. Que os oito pendentes teriam de ser instalados também. Ou seja, a Câmara vai fazer apenas votação do impeachment", disse CUNHA.
Em resposta, MARCO AURÉLIO afirmou que a decisão deve ser cumprida imediatamente. Segundo o ministro, se houver descumprimento da liminar, o presidente da Câmara poderá ser enquadrado em crime de responsabilidade.
A oposição pressionou CUNHA a ignorar a ordem do Supremo. Os líderes do PMDB, LEONARDO PICCIANI, e do DEM, PAUDERNEY AVELINO, avisaram que não indicarão os nomes para a comissão especial, caso seja criada. Aliados de TEMER acusaram o ministro de usar uma "arma política" para dar munição ao governo e ao PT insistir na tese de que a sucessão de DILMA, caso ela seja afastada do cargo, trará instabilidade ao país.
O objetivo, segundo a oposição, seria criar um ambiente de insegurança a respeito de um eventual cenário com TEMER na Presidência e, assim, diminuir o respaldo ao impeachment da petista. Esses interlocutores, porém, afirmam que o processo não deverá trazer maiores dificuldades, já que TEMER, que se afastou da presidência do PMDB hoje, estaria resguardado pelo fato de ter assinado os decretos a que o pedido de impeachment fazem referência antes da aprovação da alteração da meta fiscal.
Nele, o advogado alega que o vice-presidente cometeu crime de responsabilidade ao autorizar a abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso, as chamadas pedaladas fiscais. As irregularidades são as mesmas que motivam o pedido para a saída de DILMA.
Até no Supremo a decisão gerou polêmica. O ministro GILMAR MENDES ironizou a decisão do colega. "Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro MARCO AURÉLIO está sempre nos ensinando", disse, sorrindo.

O juiz SÉRGIO MORO decretou a prisão preventiva do empresário RONAN MARIA PINTO, detido na sexta-feira passada, durante a 27ª fase da OPERAÇÃO LAVA JATO. Ele não prorrogou a prisão do ex-secretário do PT SÍLVIO PEREIRA, que deixou a Polícia Federal e seguiu de volta a SÃO PAULO.

O deputado JOVAIR ARANTES afirmou, hoje, que seu relatório do processo de impeachment da presidente DILMA não terá "surpresinha" e será apresentado no dia 7 de abril, às 14 horas. A discussão começará na sexta-feira e a votação dentro da comissão entre os 65 deputados deve começar às 17 horas da próxima segunda-feira, dia 11. O presidente da comissão, ROGÉRIO ROSSO, acredita que a decisão da comissão vai a plenário já na sexta-feira e na segunda-feira, dia 11, colocado em votação. Para o impedimento de DILMA são necessários 342 votos.

Em mais uma medida considerada de alto risco, a presidente DILMA afirmou, hoje, que a reforma ministerial só será anunciada depois de votado o processo de impeachment no plenário da Câmara dos Deputados, colocando o PP, PR e PSD contra a parede. A avaliação do Palácio do Planalto é de que ao colocar "a faca na garganta" dos únicos aliados que sobraram, DILMA pode ficar até sem os nanicos. A presidente negou ainda que o Ministério da Educação esteja sendo leiloado em troca de votos contra o impeachment. Hoje, mais cargos do segundo escalão foram distribuídos aos aliados que sobraram.


O presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, disse hoje que a proposta de uma nova eleição em outubro não pode ser descartada e deve ser uma alternativa, "se a política não resolver" a atual crise. O senador VALDIR RAUPP, aliado do vice-presidente MICHEL TEMER, sugeriu a antecipação do pleito presidencial de 2018 para outubro de 2016, juntamente com a eleição para prefeitos e vereadores. A presidente DILMA ironizou a proposta e disse que só abriria mão do seu mandato se todos na Câmara e no Senado fizessem o mesmo.

Nenhum comentário: