domingo, 10 de abril de 2016

7 DE ABRIL DE 2016 - QUINTA-FEIRA

D I A     S E T E      D E       A B R I L        D E        2 016      -       QUINTA-FEIRA.
79 anos, três meses e 11 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 273º DO ANO 66º - MÊS 9º
57 anos e 306 dias na PMESP
57 anos e 57 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 564 dias – 493 972 horas.
52 anos e 214 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 27 dias no Posto de Coronel – 336 meses e 27 dias.
10 311 dias CORONEL – 24 anos e 115 dias na reserva.
4 anos e 275 dias na Presidência da Sociedade de Veteranos de 32-MMDC
10 860-260  696                      10 311-247 440                                10 576-252 972.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE (foi criado em 7 de abril de 1948, junto com a Organização Mundial de Saúde - OMS)
DIA DO JORNALISMO
DIA DO CORRETOR
DIA DO MÉDICO-LEGISTA
S. João Baptista de la Salle
Nasceu em 1651, em Reims, França. Estudou na Sorbonne, Paris. Em 1678 foi ordenado sacerdote e tornou-se cónego. Renunciou, entretanto, aos ricos emolumentos do canonicato e, juntamente com doze companheiros, fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. É o primeiro instituto de base leiga, que inspirará, mais tarde, o surgimento dos diversos institutos seculares de leigos consagrados. João Baptista de La Salle dedicou a sua vida à educação. Não apenas se preocupou com a instrução primária, mas também com a formação humana e profissional da juventude. Para isso fundou institutos técnicos, com cursos profissionais. Com grande intuição, aboliu o uso do latim e adotou a língua pátria para o ensino de todas as matérias. Foi sem dúvida um inovador da educação, revolucionando os métodos pedagógicos e elaborando uma filosofia da educação, cujas influências benéficas ainda se fazem sentir. A sua obra perdura até hoje, na presença dos seus filhos, os irmãos Lassalistas, em vários países do mundo, inclusíve no Brasil. Partiu para o Paraíso em Rouen, no dia 7 de abril de 1719.
S. Pedro Nguyen Van Luu
Faz parte dos 117 mártires do Vietnam canonizados 19 de Junho de 1988. Nos primeiros anos de evangelização do Vietnam, a semente da fé foi misturada com o sangue dos Mártires. Ao longo de mais de cem anos, esse sangue foi derramado, tanto pelos membros do clero local, que assim se uniram ao clero missionário, como pelos leigos recem-convertidos e massacrados por aplicação de mais de cinquenta decretos que contra eles foram produzidos. (Fonte: Mártires do Vietnam, 1745-1862, site do Vaticano, "A Igreja do Vietnem fecundada pelo sangue dos mártires" )
Evangelho segundo S. João 20,11-18. 
Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?» Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». 
Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?» Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito. 

O DIA DO JORNALISTA lembra o aniversário da fundação da antiga Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, e a abdicação de dom PEDRO I, em 1831, momento histórico no qual a imprensa desempenhou papel fundamental.

466 a. é estabelecido em BOGOTÁ (COLÔMBIA) o primeiro Tribunal de Audiência, em 7 de abril de 1550.
289 a. nasce MICHEL ADAMSON, naturalista francês, em 7 de abril de 1727.
221 a. REVOLUÇÃO FRANCESA: a Convenção estabelece o sistema métrico decimal na FRANÇA, em 7 de abril de 1795.
213 a. morre FRANÇOIS DOMINIQUE TOUSSAINT LOUVERTURE, pai da independência do HAITI, em 7 de abril de 1803.
185 a. imperador do BRASIL, DOM PEDRO I, é obrigado pelo Exército a abdicar em favor de seu filho, que recebe o nome de DOM PEDRO II, em 7 de abril de 1831.
181 a. em que o paulista DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ venceu a eleição para REGENTE ÚNICO DO BRASIL – 7 DE ABRIL DE 1835. FEIJÓ derrotou o pernambucano ANTÔNIO FRANCISCO DE PAULA HOLANDA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE por 600 votos de diferença. Havia 5 mil eleitores no BRASIL. FEIJÓ tomou posse em 12 de outubro de 1835. Muitas revoltas aconteceram: nos sertões do extremo-norte; a CABANAGEM no GRÃO-PARÁ; a dos ESCRAVOS MALÊS (BAHIA) e a FARROUPILHA no RIO GRANDE DO SUL. FEIJÓ apoiava o fim da escravidão, aumentando o temor dos proprietários rurais. Em 19 de setembro de 1839, renunciou após sofrer por tentar por fim a escravidão. No SÍTIO DO CAPÃO, FEIJÓ morou no final do século XVIII. Depois, o local trocou de donos muitas vezes, inclusive ali funcionou o INSTITUTO ANÁLIA FRANCO. O casarão (construído em meados do século XVII) onde morou o REGENTE FEIJÓ foi restaurado com investimento de mais de um milhão de reais. A ASSOCIAÇÃO FEMININA BENEFICENTE INTRUCTIVA assumiu o casarão, onde ficou até 1930. Parte da área que abriga a construção foi doada à Prefeitura, que ali inaugurou um parque municipal em 2004, no aniversário dos 450 anos da cidade de SÃO PAULO. O casarão tornou-se uma referência na ZONA LESTE DA CAPITAL.
175 a. primeira ferrovia de grande distância, com 115 quilômetros de comprimento, entre LEIPZIG e DRESDEN (ALEMANHA), inaugurada em 7 de abril de 1839.
159 a. do CORPO MUSICAL DA PMESP. Foi criado em 7 de abril de 1857.
158 a. do lançamento da pedra fundamental do TEATRO SÃO JOSÉ, em 7 de abril de 1858, em homenagem ao presidente da Província, JOSÉ ANTÔNIO SARAIVA. O local da edificação era no LARGO DE SÃO GONÇALO (que corresponde hoje, para efeito de localização, à frente do novo teatro os fundos da Catedral da SÉ). A previsão inicial era de que sua construção se concluísse em três anos. Tal não ocorreu. Em 1864, sem que as obras ainda estivessem concluídas, foi determinada a inauguração do TEATRO SÃO JOSÉ no dia 4 de setembro. Em 1875, o governo fez um contrato com o Conselheiro ANTÒNIO DA SILVA PRADO pelo qual ele se comprometia a concluir as obras do TEATRO SÃO JOSÉ, o que acabou ocorrendo em março de 1876. Em 15 de fevereiro de 1898, foi completamente destruído por um incêndio. No TEATRO SÃO JOSÉ se apresentaram figuras como CARLOS GOMES, ARTURO TOSCANINI, FAGUNDES VARELLA, SARAH BERNHARDT. Tiveram suas obras encenadas, além dos textos clássicos, CASTRO ALVES, ÁLVARES DE AZEVEDO, BERNARDO GUIMARÃES, FRANÇA JÚNIOR, PAULO EIRÓ, RODRIGO OTÁVIO. A estes se juntam milhares de atores, autores, cantores, músicos que ao seu tempo honraram sua arte.  
153 a. tropas francesas, que apóiam MAXIMILIANO I como imperador do MÉXICO, tomam a catedral de PUEBLA em 7 de abril de 1863.
135 a. através de um decreto real, a Constituição Espanhola de 1876 é aplicada em CUBA, a partir de 7 de abril de 1881.
131 a. nasce ALBERTO URETA, poeta mexicano, em 7 de abril de 1885.
128 a. nasce BENEDICTO AUGUSTO DE FREITAS MONTENEGRO, em JAHÚ, no dia 7 de abril de 1888. Faleceu em São Paulo, no dia 23 de agosto de 1979. Foi cirurgião adjunto da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Sanatório Santa Catarina em 1911/1918. Tenente–Coronel e chefe da Missão Médica Brasileira durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, servindo como médico voluntário no Exército da FRANÇA, que em reconhecimento concedeu-lhe a “LEGIÃO DE HONRA”. Participou da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32. Foi membro de diversos órgãos representativos da área médica no Brasil e no exterior. Autor de vários livros, notadamente de interesse da medicina. Foi jogador de futebol do TEAM DE HANS NOBLING, posteriormente S.C. GERMÂNIA e atualmente E.C. PINHEIROS. Pioneiro da cirurgia plástica no BRASIL. Foi deputado estadual em 1935/36.    
127 a. nasce GABRIELA MISTRAL, em 7 de abril de 1889, poetisa chilena, vencedora do Prêmio NOBEL de 1945. “GABRIELA MISTRAL” era na verdade um pseudônimo. Seu nome verdadeiro era LUCILA GODOY ALCAYAGA.
122 a. nasce GERALD BRENAN, escritor britânico, em 7 de abril de 1894.
119 a. consta que a polícia, depois de insistentes interrogatórios feitos ao célebre jagunço que veio da BAHIA e trazia cartas para dona VERIDIANA PRADO, VISCONDE DE OURO PRETO e GENTIL DE CASTRO, conseguiu verificar que ele não veio daquele ponto e nem é emissário de ANTÔNIO CONSELHEIRO. Diz-se que é um caixeiro, português, de nome FRANCISCO LOPES e que empregado em um botequim. Notícia publicada no DIÁRIO POPULAR de 7 de abril de 1897. Ele, já se sabe, veio de SÃO PAULO e se fez tudo isso foi devido a acordo que teve com dois gatunos, aos quais pagou cento e tantos mil réis, por lhe haverem ensinado esse meio e obter dinheiro do governo federal. O GENERAL ARTHUR OSCAR, Chefe das forças em operações na BAHIA, organizou uma brigada de infantaria sob o comando do CORONEL CARLOS MARIA DA SILVA TELLES para ir, com urgência, pela fronteira do Estado de SERGIPE garantir alguns pontos que a estratégia militar exige.
Os telegramas do RIO GRANDE referem que APPARÍCIO SARAIVA continua a reunir sua gente em SERRO LARGO, onde tem cerca de sete mil homens em armas. Espera-se ainda alguns reforços e quando verificar que pode atacar, certo da vitória em PAISSANDU, movimentará sua gente contra aquele ponto. 
110 a. das notícias dos jornais de 7 de abril de 1906: “O VESÚVIO continua em violenta atividade. Da cratera sai um penacho de fumaça negríssima que sobe à altura de mil metros. Continuam os estampidos e a abertura de novas fendas. O vento sudoeste leva o fumo e as cinzas em direção a NÁPOLES. As lavas alcançaram os terrenos cultivado de TORRE DEL GRECO e TORRE ANNUNZIATA. Nas proximidades do VESÚVIO está-se sob uma semi-obscuridade, sendo a atmosfera abafada e deprimente.
107 a. nasce JOSÉ DE OLIVEIRA ALMEIDA DINIZ em CAMPINAS no dia 7 de abril de 1909. Foi comerciante no bairro, onde ficou conhecido como “ZÉ DA FARMÁCIA”. Ocupou o cargo de vereador de 1948 a 1972. Morreu em 5 de janeiro de 1973. Seu nome foi dado a uma importante artéria da região de SANTO AMARO.  
105 a. publica o jornal O ESTADO em 7 de abril de 1911 que os moradores do final da Rua AUGUSTA vão dirigir uma representação ao senhor prefeito municipal pedindo a colocação de guias na aludida rua. Esse serviço vai ser feito em um trecho de 300 metros além da Avenida PAULISTA.
104 a. ocorrem as primeiras eleições em BUENOS AIRES com voto secreto e obrigatório, em 7 de abril de 1912.
104 a. pode-se calcular-se seguramente em algumas dezenas de contos o dinheiro falso ora em circulação em BELO HORIZONTE. Das moedas de 1$000 e 2$000´, principalmente há talvez maior número das que são falsas do que das que não são. A situação é intolerável para o comércio sério e honesto da capital, onde, parece, vem operando de alguns meses a esta parte uma audaciosa quadrilha de moedeiros. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 7 de abril de 1912).
  88 a. nasce ALAN PAKULA, diretor norte-americano de cinema, em 7 de abril de 1928.
  77 a. nasce FRANCIS FORD COPPOLA, cineasta norte-americano, em 7 de abril de 1939.
  77 a. tropas italianas invadem a ALBÂNIA em 7 de abril de 1939.
  73 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: ofensiva japonesa nas ILHAS SALOMÃO em 7 de abril de 1943.
  72 a. nasce GERHARD SCHROEDER, chanceler alemão, em 7 de abril de 1944.
  69 a. falece o pioneiro do automobilismo, HENRY FORD, com a idade de 83 anos, deixando uma fortuna calculada em 700 milhões dólares, no dia 7 de abril de 1947. HENRY FORD foi vítima de uma hemorragia cerebral e também por depressão, causada pela morte de seu filho único, EDSEL, em 1943. Mas o engenheiro e inventor deixou uma contribuição definitiva para a indústria mundial: a linha de montagem. O conceito possibilitou a produção em larga escala com drástica redução de preços e foi responsável por sua consolidação nas décadas seguintes.
FORD nasceu em 1863 em MICHIGAN, hoje um dos Estados mais industrializados dos EUA. Desde cedo mostrou habilidades para invenções em geral – e mecânicas em particular. Ele fazia reparos nas máquinas da fazenda de seu pai e de vizinhos.
Aos 30 anos, HENRY FORD criou seu primeiro veículo, um quadriciclo semelhante a uma carruagem. Aos finais de semana ele testava alguns protótipos sonhando em produzi-lo algum dia.
Essa meta concretizou em 16 de junho de 1903. Com 11 sócios e capital de 28 mil dólares, ele fundou a FORD MOTOR COMPANY, hoje terceira maior fabricante de automóveis do mundo – atrás da GM e TOYOTA. No mesmo ano foi lançado o primeiro modelo da marca, o A.
Em 1908, chegava às ruas o T, um dos carros mais vendido de todos os tempos e considerado o veículo do século XX. Seu alto volume de produção é justificado, principalmente, pela disponibilidade de apenas duas cores externas, que facilitaram o processo de pintura. Uma faz famosas frase de FORD surgiu nessa época: “Você pode ter o carro da cor que quiser, contanto que ele seja preto”.
Em 1932, o engenheiro desafiou os pessimistas e apresentou ao público o primeiro carro com motor V8 fundido em peça única. Um ano depois da morte do fundador da FORD, sob o comando de seu neto HENRY FORD II – filho de EDSEL – a empresa atingiu a posição de primeira montadora global. A picape F-48 foi a grande responsável pela conquista.
Além da linha de montagem, FORD deixou como herança a empresa que fez ícones como THUNDERBIRD (1954), que foi relançado em 2001 e saiu de linha em 2005, e o lendário MUSTANG.
Uma nova versão desse cupê esportivo – a mais potente apresentada até hoje – está em exposição no SALÃO DE NOVA YORK, que vai até 15 de abril de 2007.  
  64 a. do CRIME DO CITROÉN NEGRO, envolvendo o então tenente da Aeronáutica, ALBERTO JORGE FRANCO BANDEIRA, em 7 de abril de 1952.
  60 a. casamento JOSÉ THOMAZ e DONA ESMERALDA, no dia 7 de abril de 1956.
  52 a. das anotações feitas em 7 de abril de 1964 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 9º - DIA 273º - 5 anos e 307 dias na FORÇA PÚBLICA – 214 dias como ASPIRANTE – 201 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Não apreciei essa escala de permanência na Unidade. Passei uma noite sem graça e levanto pessimista nesta manhã. Permaneço durante grande parte na Secretaria, trabalhando, procurando esquecer em parte essa situação tão desagradável.
Nas refeições da Companhia de Comando sou obrigado a participar da fiscalização. Embora o 2º TENENTE WÁLTER CRISCIBENE seja o Comandante da Companhia, quem faz quase tudo na Ajudância sou eu.
À tarde, a Companhia de Comando permanece no quartel. O Comandante NÓBREGA quase sempre me chama para resolver certos problemas.
Às 20 horas sou liberado. Logo deixo o BG e chego em meu lar antes das 22 horas. O sistema de Prontidão está deixando muita gente com os nervos à flor da pele. O 1º TENENTE PLÍNIO VAZ ficou doente e está dispensado por sete dias.
  51 a. da tomada de minhas memórias em 7 de abril de 1965 (quarta-feira). ANO 15º  - MÊS 9º - DIA 22º - 6 anos e 307 dias na FORÇA PÚBLICA - 319 dias como 2º TENENTE - 566 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A rotina continua: sempre me levanto às 5 horas, embarco para meu serviço às 5:45 horas e chego no batalhão às 6:20 horas. Esses horários quase não sofrem mutações e já estou acostumado a eles.
Hoje viajo com o CABO JÚLIO ANTUNES, que mora na ÁGUA FRIA. Depois nos encontramos com diversas praças da Unidade, já na Avenida TIRADENTES, e rumamos para o batalhão.
As coisas estão mais ou menos folgadas. Apenas não vejo atendidas minhas pretensões quanto a material de papelaria e mando todos os dias um soldado ao Serviço de Intendência.
Meus auxiliares na Tesouraria começam a fazer o primeiro movimento de caixa do mês em curso.
Na Unidade as coisas permanecem sossegadas. Apenas o 1º TENENTE ALCIDES MORALES afasta-se por três meses, sorteado que foi para compor o segundo trimestre do Conselho Permanente de Justiça, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR.
Dou aula de geografia para os soldados e quando são 16:30 horas vou chegando em meu lar.
Descanso até 19 horas. Depois assisto na televisão, com minha mulher, os capítulos das novelas: O MESTIÇO - A INDOMÁVEL - O CARA SUJA.
Ouço o jogo de futebol entre PORTUGUESA DE DESPORTOS e FLUMINENSE, pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO. No primeiro tempo, a PORTUGUESA marca o primeiro tento da noite, aso 17 minutos de partida, por intermédio de IVAIR. Acontece que o tricolor carioca joga muito bem, empata o jogo aos 33 minutos por intermédio de JORGINHO e, aos 42 minutos, EVALDO faz 2 a 1 para o FLUMINENSE.
Enquanto isso o VASCO DA GAMA ganha do SÃO PAULO no primeiro tempo por 2 a 0, com gols de LOURICO e LUIZINHO.
Na etapa final, a PORTUGUESA consegue equilibrar a partida e acaba empatando com o FLUMINENSE por 2 a 2, contagem essa que faz a "lusa" do CANINDÉ ficar em perigo de não participar do returno do RIO-SÃO PAULO.
Mais perigo, no entanto, corre o SÃO PAULO, que nesta noite foi derrotado pelo VASCO DA GAMA por 2 a 1, muito embora reagisse no 2º tempo.   
  50 a. dos apontamentos feitos em 7 de abril de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 9º - DIA 271º - 7 anos e 307 dias na FORÇA PÚBLICA - 684 dias como 2º TENENTE - 2º DIA NA 3ª COMPANHIA DO 10º BP (FUTURA 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE)
Hoje é quinta-feira santa. O Governador declarou ponto facultativo nas repartições estaduais.
Aproveito a manhã para ir até a ORGANIZAÇÃO ORECO, na Rua QUINTINO BOCAIÚVA, onde já estive ontem.
Naquele local, pago as duplicatas de junho, agosto e setembro de 1965, num total de 54 mil cruzeiros. Esse dinheiro deverá ser revertido para mim pelo SOLDADO SAVIOLI, que teve a incumbência de pagá-las e não as pagou.
Ao descer a Rua XV DE NOVEMBRO encontro-me com o 3º SARGENTO Enfermeiro AYRTON, também residente na VILA AURORA. São quase 12 horas quando tomamos o ônibus. As conduções está sofríveis nesta data chuvosa.
Durante a tarde, nada faço. Apenas ouço programas de rádio. Às 18 horas, preparo-me para fazer uma viagem até GUARULHOS. A noite está fria e sou obrigado a apelar para a japona.
Até a TIRADENTES viajo no ônibus VILA AURORA. São 19 horas quando tomo o ônibus GUARULHOS - VIA TRANQUILIDADE. Esta viagem é bem mais demorada. O VIA DUTRA faz um trajeto bem menor. Acontece que o tomo de propósito para conhecer o caminho percorrido por esse ônibus.
Chego em GUARULHOS às 7:55 horas. Logo estou na 3ª Companhia do 10º BP, onde as praças já estão me esperando para que se realize a revista. O 3º SARGENTO PERES faz o mapa de força. Contamos com 1 oficial, 1 sargento, 1 cabo e 17 soldados. O aparelho de VHF funciona, mas a 2ª Seção do Estado Maior não está na escuta. Faço uma ligação para com o Quartel General e o Oficial de Dia manda-me liberar as praças da Companhia.
Deixo a Companhia às 20:20 horas. Tomo o ônibus que leva o destino de "SOROCABANA". Desço defronte o Quartel General e entrego o Mapa de Força. Agora chuvisca forte. Ali no QG converso com o DORIVAL DONOLA, soldado que foi do BG.
Tomo o ônibus VILA AURORA. Tudo vai bem até que o veículo pretende entrar na rua MARIQUINHA VIANA. Ali quebra a ponta de eixo e o ônibus não tem mais condições de funcionar.
Com um senhor que mora de meus lados - MÁRIO FERREIRA LIMA - mecânico, esperamos o outro ônibus, visto que o chuvisqueiro está forte. Em casa, ainda assisto os seguintes filmes na televisão: OS GANGSTERS, no canal 9; VOLANTES AUDAZES e O HOMEM SOMBRA, no canal 2. 
  50 a. recuperada em PALOMARES (ESPANHA) a bomba H, que tinha caído 3 meses antes de um avião dos ESTADOS UNIDOS, em 7 de abril de 1966.
  48 a. da morte de JIM CLARK, BICAMPEÃO mundial de F1, num acidente no Circuito de HOCKENHEIN, na ALEMANHA, em 7 de abril de 1968. JIM CLARK tinha 32 anos de idade.
  46 a. ator norte-americano JOHN WAYNE obtém o OSCAR de melhor ator em 7 de abril de 1970.
  37 a. nasce CRISTIANE, filha da MARGARIDA e PAULO ISHIKAWA, em 7 de abril de 1979. Nos relatos dessa data: MARGARIDA é internada no Hospital PIO XII. Deverá sofrer uma cesariana neste sábado.
Vou para POÁ. Entrego os recibos da pensão alimentícia ao Doutor MIGUEL COMITRE. Muito frio. Presenças do MÁRIO e do RENATO VENTURA na casa de minha mãe. O governador PAULO MALUF visita POÁ por volta das 18 horas.
Retornando a GUARULHOS fico sabendo que a MARGARIDA deu à luz uma menina de mais de três quilos, às 14:10 horas. Dona ESMERALDA e Sr JOSÉ THOMAZ estão em casa.
Após assistirmos o JORNAL NACIONAL vamos visitar a MARGARIDA na Maternidade PIO XII. PAULO ISHIKAWA, pai da criança, diz que ela receberá o nome de CRISTIANE. Sr JOSÉ e Dona ESMERALDA completaram 23 anos de casados (na igreja). O casamento no civil foi no dia 5 de abril.  
  36 a. do primeiro programa de televisão diurno dedicado às donas-de-casa, apresentado por MARÍLIA GABRIELA, na GLOBO. O “TV MULHER” era transmitido ao vivo diariamente (de 7 de abril de 1980 a 27 de junho de 1986). Os assuntos eram os mais variados possíveis como culinária, moda, estética, comportamento sexual e direitos da mulher. A abertura mostrava uma emissora de televisão operada apenas por mulheres, com o tema “COR-DE-ROSA CHOQUE”, composto por RITA LEE e ROBERTO DE CARVALHO especialmente para o programa. A ex-prefeita de SÃO PAULO, MARTA SUPLICY, falava sobre um assunto tabu na época, a sexualidade das mulheres.
  35 a. ESTADOS UNIDOS rompem relações diplomáticas com o IRÃ, lhe impondo sanções comerciais em 7 de abril de 1980.
  32 a. inauguração do CENTER NORTE, no dia 7 de abril de 1984. Na verdade, a história começou bem antes de 1984, com o aterramento de uma lagoa às margens do RIO TIETÊ. Este processo durou 20 anos até tornar-se um local propício para a construção. O CENTER NORTE logo se tornou pólo investidor de uma região até então pouco valorizada. Três anos depois, surgia o LAR CENTER, o primeiro shopping temático do BRASIL. Em 1993, veio o EXPO CENTER NORTE, o maior centro de convenções da AMÉRICA LATINA. Quando ninguém mais esperava um novo empreendimento, surge em 2000 o NOVOTEL CENTER NORTE, o mais sofisticado da Rede NOVOTEL no mundo. O Instituto CENTER NORTE também é responsável por vários projetos de assistência a crianças e adolescentes carentes. Os próximos planos da família BAUMGART incluem uma arena para feiras, shows e exposições. Dados de 2010: 331 lojas, um hipermercado, oito salas de cinema, 40 lojas de serviço e com estacionamento gratuito para até 12 mil carros. Diz CARLOS ALBERTO BAUMGART em 7 de abril de 2010: “Esta é a 26ª queima de fogos de aniversário do shopping, realmente um presente para a zona norte, algo que representa o sucesso e todos estão de parabéns. Muitos estão aqui, desde o começo, acreditando no empreendimento como lojistas e colaboradores e isso é muito gratificante por mais uma vez comemorarmos tantas conquistas.”
  31 a. morre CARL SCHMITT, filósofo alemão, em 7 de abril de 1985.
  29 a. das seguintes anotações em 7 de abril de 1987: nesta terça-feira o CORPO MUSICAL faz sua formatura militar no pátio do 2º BPChq. Trata-se do 130º aniversário da Unidade. Recebo no meu gabinete os CORONÉIS PM NIOMAR CYRNE BEZERRA e JURACY VIEIRA, o TENENTE-CORONEL PM OCTÁVIO, o MAJOR PM VICENTE, o MAJOR PM ESTEVAM NIKOLUK e muitos outros oficiais.
A solenidade é presidida pelo CORONEL PM NIOMAR. No comando da tropa está o CAPITÃO PM Mús ANTÔNIO EUGÊNIO. Atualmente o CORPO MUSICAL é comandado pelo MAJOR PM Mús JOAO ANTÃO FERNANDES.
O CORONEL PM NIOMAR transmite-me a notícia de que o MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO irá ser transferido do 2º BPChq. Isto é fruto de represália pelo fato dele estar trabalhando no CITIBANK. Ninguém falou comigo a respeito. Como irei fazer o CSP daqui há quarenta dias, o Batalhão poderá ficar nas mãos de um comandante interino (novo major que iremos receber) que desconhece as coisas do 2º BPChq. Será lamentável.
O Vice-governador de SÃO PAULO, ALMINO AFFONSO, recebe uma comissão dos SEM TERRA da zona leste. Querem que o governo demarque a área a ser desapropriada. Temem um novo confronto com a polícia.
O Diário Oficial nº 65, de hoje, publica a agregação do CORONEL PM WÁLTER APARECIDO BENVENUTI, do Estado Maior Especial, por ter passado à disposição do Secretário de Estado de Relações do Trabalho, a contar de 6 de abril.
Dom AGNELLO ROSSI está comemorando os 50 anos de sua ordenação como sacerdote.
O TENENTE-CORONEL PM MENDES transmite-me que no próximo dia 14, terça-feira, o CORONEL PM SANTORO, encarregado do IPM sobre os acontecimentos de LEME, virá fazer o reconhecimento dos implicados naquele evento, no pátio do 2º BPChq.
O ex-PM FLORISVALDO DE OLIVEIRA, o “CABO BRUNO”, está sendo julgado pelo I TRIBUNAL DO JÚRI, em SÃO PAULO, acusado de ter assassinado o menos ELIEZER TURY, em 1982. Atualmente, ele cumpre pena de 59 anos de reclusão por ter praticado sete homicídios.
Em casa, assisto GUARANI 0 x COBRELOA 0, jogo transmitido diretamente do Estádio BRINCO DE OURO DA PRINCESA, em CAMPINAS. É um jogo válido pela TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.
O SÃO PAULO ganhou do XV DE JAÚ por 3 a 2. O jogo foi no MORUMBI e o 2º BPChq mandou os TENENTES PM SIDNEY e OSMAR, comandando 45 homens, para policiar o Estádio. Também o 2º BPChq fez o policiamento do Ginásio do IBIRAPUERA, nesta noite, durante o show do cantor FÁBIO JÚNIOR.   
  27 a. Parlamento da POLÔNIA aprova, por maioria, a reforma constitucional e as leis de liberdade sindical, associação e ordenação eleitoral, em 7 de abril de 1989. 
  26 a. da morte do Cel. Ref.  JOCELYN GODÓI, em 7 de abril de 1990.
  25 a. da morte do Prof. MANOEL PEDRO PIMENTEL, ex-Secretário Estadual da Justiça e da Segurança Pública, em 7 de abril de 1991.
  24 a. Parlamento Europeu ratifica o Tratado de MAASTRICHT para a UNIÃO EUROPÉIA (UE) em 7 de abril de 1992.
  23 a. falece Dona NEUSA GOULART BRIZOLA, esposa de LEONEL BRIZOLA e irmã do falecido JANGO GOULART, em 7 de abril de 1993.
  22 a. na madrugada de 7 de abril de 1994, ao abrir a porta de casa, PAUL RUSESABAGINA viu homens correndo pelas ruas de KIGALI, a capital de RUANDA, empunhando facões lavados em sangue. Caído no quintal ao lado, com o rosto numa poça vermelha, estava RUKUJUJU, amigo de seu filho, cercado pelos corpos dos familiares. Rastejando, sobreviventes pediam ajuda. RUSESABAGINA, aterrorizado, fechou a porta. Ele sabia que, se tentasse socorrer os feridos, acabaria como eles. Era o início do genocídio mais intenso da história – nunca tantos foram liquidados tão rápido. Tudo começou após a morte do presidente JUVENAL HABYARIMANA, cujo avião fora abatido por um míssil na noite de 6 de abril de 1994. O líder pertencia à etnia hutu e teria sido vítima de rebeldes de outro grupo étnico, os tutsis. Sob a influência de mensagens de ódio transmitidas pelo rádio, os hutus deram início ao genocídio tutsi. Em 100 dias, mais de 800 mil pessoas morreram.
  22 a. morre GOLO MANN, historiador alemão, em 7 de abril de 1994.
  19 a. das seguintes anotações feitas em 7 de abril de 1997: por volta das 9:30 horas desta segunda-feira estou no CORPO MUSICAL a fim de assistir a um magnífico concerto da BANDA DE MÚSICA, na comemoração dos seus 140 anos de existência. Quem preside a solenidade é o CORONEL Av RUBENS, Chefe do Estado Maior do IV COMAR. Apenas dois coronéis da ativa estão presentes: CORONEL PM FERRARINI (representando o Comandante Geral) e o CORONEL PM RUFINO. Ali vamos encontrar o TENENTE-CORONEL PM JOÃO ANTÃO FERNANDES, o TENENTE-CORONEL PM JOÃO DOMINGOS SACCO, o TENENTE-CORONEL PM Ref ABREU, o TENENTE-CORONEL PM Res MINCARELLI, o TENENTE-CORONEL PM RUI CÉSAR MELO (Comandante do 2º BPChq), o CORONEL PM Res ALVARO. O atual Comandante do CORPO MUSICAL é o CAPITÃO PM ANTÔNIO CARLOS MARTINS FERNANDES. Os destaques principais são para o AGNUS DEI regido pelo TENENTE-CORONEL Res ANTÃO com a voz do Coral e do TENENTE PM Ref EZEQUIEL EVANGELISTA. Um “pou pourri” de REY CONNIF; a apresentação da velha guarda do coral cantando GRAÚNA e FLOR MAIOR; trechos de ALELUIA, ALELUIA, BRAMS, WÁGNER.
O veterano combatente de 32 SEVERINO DOS SANTOS encontra-se comigo. Passo pelo BANESPA. Cruzo com o CORONEL PM Res CARLOS FUGA que fala sobre a eleição no Clube dos Oficiais no próximo dia 16. Ele será substituído na Presidência pelo CORONEL PM GERALDO MENEZES GOMES. No Banco também estão: CORONEL PM Res BORDINI, JOSÉ BRAGA e NEWTON BORGES BARBOSA.
No MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ mostra-se ressabiado. Mesmo assim não perde a mania de atacar o governo. Está mandando uma Carta Confidencial para o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES onde tenta explicar a sua posição no sentimento nativista.
Recebo um telefonema do CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES. A reunião entre nós e os CORONÉIS PM RENALDO ALVES DA SILVA e VALDIR SUZANO não poderá acontecer nesta semana. A agitação é muito grande na Corporação por causa dos constantes ataques da Imprensa nos casos de DIADEMA e MAIRIPORÃ.
TORTURA passa a ser Crime Inafiançável. O presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO assinou decreto nesse sentido e criou a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.    
  18 a. transf. res: Cel. Farm PM ACYR HERMETO MELGAÇO, em 7 de abril de 1998. Outras anotações nesta data: na manhã desta terça-feira, OREZ e ROSENTINO vão fazer uma palestra na Caixa Econômica Federal. No BANESPA, enfrento uma enorme fila, às 10 horas, para receber a quantia de dois mil e quinhentos reais. Encontramos muitos conhecidos nessa agência bancária. Hoje, antes de passar pelo BANESPA e AORPM, fui ao INCOR para marcar o retorno com o doutor HENO. Isso fica para 15 de julho. O PM JOÃO deu-me uma “carona” no seu MONZA, deixando-me no VALE DO ANHANGABAÚ. Dali, peguei o metrô na Estação SÃO BENTO e as 8:10 horas estava no INCOR.
No MMDC recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Diz ele que o Presidente da República, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO passará a páscoa em IBIÚNA e que um amigo do GUILHERME LEVENSTEIN poderá entregar um ofício da Sociedade convidando-o para o 9 de Julho. Levo ao conhecimento do CORONEL CANAVÓ essa solicitação do senhor MARCONDES e o Presidente da Diretoria Executiva nega-se a assinar tal ofício pois FHC é “persona non grata” para o CANAVÓ. Isso deixa o senhor MARCONDES bastante aborrecido.
Visita-nos o pai do aluno-oficial ALEX GAL PAIVA, o agente de fiscalização judiciária LAEDIS DE PAIVA PEREIRA. Vem devolver o livro “SÃO PAULO CONTRA A DITADURA”, de autoria dos capitães HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES e ODILON AQUINO DE OLIVEIRA. ALEX usou esse livro para fazer um trabalho acadêmico sobre a Revolução de 32.
O MAJOR Méd Res ROBERTO GRAZZINI RIBEIRO, de 51 anos, foi morto por assaltantes às 20:30 horas de ontem.
A empresária MARIA ZILA DOS SANTOS FUZARO, de 42 anos, mulher do MAJOR PM RICARDO JACOB, foi baleada por motoqueiros na VILA POMPÉIA, hoje pela manhã. O helicóptero ÁGUIA UNO socorreu-a ao Hospital das Clínicas.
O SÃO PAULO assegura a melhor campanha da segunda fase do PAULISTÃO, ao derrotar a PORTUGUESA (3 a 1), nesta noite, no CANINDÉ. Garantiu o primeiro lugar do Grupo 4 e terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais.   
  17 a. falece o veterano de 1932, CARMO RIBEIRO DE ALMEIDA, no dia 7 de abril de 1999. Nasceu em 4 de abril de 1915. Em 7 de abril de 1999 também faleceram: o TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR JOÃO CAMARGO TELLES RIBEIRO, e o goleiro MOACIR BARBOSA (faleceu aos 79 anos). MOACIR BARBOSA defendeu o BRASIL na COPA DO MUNDO de 1950, no MARACANÃ. Sua carreira ficou marcada pelo 2o. gol que sofreu do URUGUAI na partida final: BRASIL 1 x URUGUAI 2.
  16 a. do almoço na AORPM com ARIOVALDO CHACUR e ALEXANDRE, em 7 de abril de 1999. Nesse dia também visitamos com o Coronel MENDES a COOPERATIVA HABITACIONAL DOS POLICIAIS MILITARES DE SÃO PAULO.
  16 a. do assassinato do PM ALEXANDRE DA SILVA FERREIRA, com 24 anos, a tiros, na avenida ANTÔNIO DE ALMEIDA, bairro RODEIO, em MOGI DAS CRUZES, no dia 7 de abril de 1999. ALEXANDRE pertencia a 2a.Companhia do 13o.BPMM. Na hora em que o PM foi assaltado, ele estava em companhia de sua namorada, ELAINE CRISTINA DE SOUZA ROCHA,  residente em  POÁ.
  16 a. laboratório LAWRENCE LIVERMORE dos EUA consegue obter, pela primeira vez, a fusão nuclear com um equipamento portátil de raios laser, em 7 de abril de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: hoje o CORPO MUSICAL completa 142 anos de existência. O atual comandante, CAPITÃO PM ANTÔNIO CARLOS MARTINS FERNANDES, programou a solenidade para 9:30 horas. Antes, lá pelas 9 horas, já estou na Rua JORGE MIRANDA, na entrada do CORPO MUSICAL, aguardando a chegada dos veteranos GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, OSWALDO JOÃO TOLEZANO, GERALDO FARIA MARCONDES. O professor AFIF CHACUR, conselheiro, tem problemas para guardar o seu carro. Vou ao 2º BPChq, batalhão que comandei há doze anos, e converso com o TENENTE-CORONEL PM VILLAR sobre isso. No CMus, encontramos o CAPITÃO PM FERNANDES, o CAPITÃO PM MÁRIO, TENENTE PM NASCIMENTO, CORONEL PM Ref ANTÃO, CORONEL PM Ref DOMINGOS SACCO, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, TENENTE-CORONEL PM LEOPOLDO, MAJOR PM PERRENOUD e muita gente conhecida. O CORONEL CANAVO chega um pouco atrasado. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC condecora o estandarte do CORPO MUSICAL, o CAPITÃO PM FERNANDES, o CAPITÃO PM MÁRIO e o TENENTE PM NASCIMENTO com a Medalha MMDC. O Senhor MARCONDES quer conversar com os CORONÉIS PM SUZANO e GUIMARÃES. Aventou a hipótese da reunião do Conselho Supremo ser realizada no salão de conferências do Quartel do Comando Geral. O Comandante Geral já assinou a circular de convocação. Levo o senhor MARCONDES à Corregedoria. Somos atendidos pelo TENENTE-CORONEL PM FELIZARDO. O CORONEL PM GUIMARÃES não se encontra. Providencia o FELIZARDO condução para levar o senhor MARCONDES, o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e o senhor TOLEZANO para suas residências. O senhor MARCONDES fez um contato telefônico com o CORONEL PM VALDIR SUZANO. Explica o que vem acontecendo no MMDC e a necessidade de se fazer a reunião do Conselho no Q.C.G.
OREZ conta que CRISTIANO se envolveu, como testemunha, numa tentativa de furto de um relógio, na noite de ontem, por volta das 19 horas. Isso atrapalha as aulas. Recebo um telefonema do CORONEL PM VALDIR SUZANO. Pede ele que participe de uma reunião com o CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES na Diretoria de Ensino e Instrução, às 17 horas.
CORONEL CANAVÓ recebe mais um fax tendencioso do RIO, criando uma situação desagradável para a Sociedade. A nossa sorte é que esse problema deverá ter um fim até 9 de Julho.
Na DEI, encontro o CORONEL PM VALDIR SUZANO, TENENTE-CORONEL PM WATANABE, MAJOR PM MASCARENHAS, MAJOR PM LIBÓRIO e outros oficiais. O CORONEL PM GUIMARÃES vai chegar por volta das 18 horas. Fica decidido que a reunião do Conselho Supremo será no Quartel do Comando Geral no dia 28 de abril. Somente faremos a eleição da nova Presidência da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e da Comissão de Sindicância. Chego em casa às 20 horas. Converso, via fone, com o senhor MARCONDES sobre o que aconteceu na DEI.       
O TENENTE PM ELIAS PINTO DOS REIS, de 37 anos, da Seção de Justiça e Disciplina do 8º BPMM, foi assassinado por supostos ladrões, às 21:20 horas de ontem, na VILA SÍLVIA, zona leste. A notícia completa acha-se publicada no Diário Popular, página 22, colada em minhas memórias.

O PALMEIRAS suou muito para ganhar de 2 a 1 do CERRO PORTEÑO, nesta noite, no PARQUE ANTÁRTICA. Com esse resultado, assumiu a liderança do Grupo 3 da LIBERTARORES, mas tem um jogo a mais do que o CORINTHIANS, que enfrenta o OLÍMPIA, na sexta-feira, dia 9.
A Seleção Pré-Olímpica do BRASIL goleou sem dó a fraca seleção dos ESTADOS UNIDOS por 7 a 0 no amistoso dessa noite em BRASÍLIA.

ACONTECEU EM 7 DE ABRIL DE 2001 : -    SÁBADO
LUCINDA conversou com a DORA para comprar no crediário uma máquina de lavar roupa e um telefone.Enquanto isso, ela levanta às 4 horas da manhã deste sábado para esquecer as mágoas de ontem (a máquina de lavar roupa pegou fogo e o telefone também queimou). Lava toda a roupa suja na mão. Uso o sábado para colocar minha agenda em dia. Finalmente conclui um trabalho estafante, ou seja, colocar toda a minha agenda no computador. Levei muito tempo para chegar a essa situação.

Para o GP de LONG BEACH, segunda corrida da temporada da FÓRMULA INDY, a Pole Position é do brasileiro HÉLIO CASTRONEVES. Em segundo fica KENNY BRACK; em terceiro, TONY KANAAN; em quarto, CRISTIANO DA MATTA; em quinto, GIL DE FERRAN.

A AUSTRÁLIA levou a melhor no ponto crucial considerado por GUGA para o BRASIL vencer os adversários pela primeira vez na história da COPA DAVIS. PATRICK RAFTER e LLEYTON HEWITT derrotaram GUSTAVO KUERTEN e JAIME ONCINS. BRASIL 1 x AUSTRÁLIA 2.

No Campeonato Paulista o SANTOS levou o maior susto em MATÃO. O PEIXE fez 4 a 0, cedeu o empate de 4 a 4 em nove minutos e o gol da vitória de 5 a 4 só saiu aos 38 minutos do segundo tempo. Já o SÃO PAULO perdeu para os próprios nervos, em ARARAS. O TRICOLOR chegou a fazer 3 a 0 em cima do UNIÃO SÃO JOÃO. Teve dois jogadores expulsos e permitiu a virada de 4 a 3. 

A SONDA NORTE-AMERICANA MARS ODYSSEY 2001, da NASA, sai da FLÓRIDA, enviada do centro espacial KENNEDY, rumo ao planeta MARTE. A chegada da sonda à órbita marciana está prevista para ocorrer no dia 24 de outubro de 2001.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : - CORONEL PM LUIZ FRANCISCO COSCIONE, nascido em 20 de agosto de 1947. Entrou na antiga Força  Pública em 24 de fevereiro de 1966. Foi declarado Aspirante a Oficial em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES:- 2o. tenente em 15 dezembro 1970; 1o. tenente em 15 de dezembro de 1975; capitão em 25 de agosto de 1982; major em 24 de maio de 1989; tenente-coronel em 25 de agosto de 1993 e CORONEL em 14 de março de 1998.  Estava no  CPAM /5.

OITO PESSOAS FORAM MORTAS A TIROS E TRÊS FERIDAS em dois bares da Rua TEREZA CARRENO, no JARDIM MARIA CÂNDIDA, na Zona Norte de São Paulo. Os disparos foram efetuados por um grupo de homens que chegou no local em três motocicletas e um automóvel. O caso foi registrado no 73o. Distrito Policial, no JAÇANÃ. O motivo teria sido uma vingança pelo assassinato de um rapaz, há cerca de vinte dias, cometido por moradores de rua. Ele teria sido executado em um terreno baldio depois de mexer com uma mulher casada. Esta é a décima-segunda chacina do ano na GRANDE SÃO PAULO. Foi a décima-segunda chacina do ano. O alvo dos assassinos era a proprietária dos estabelecimentos, ELENICE PEREIRA DOS SANTOS. Ela se escondeu atrás do balcão, mas foi arrastada pelos cabelos para a calçada, espancada e morta a tiros e a facadas. Tinha passagens por tráfico de drogas e roubo de carga.  

FOI ASSASSINADO O EMPRESÁRIO HIPÓLITO JOSÉ PEREIRA DE OLIVEIRA, por três tiros, quando chegava em sua casa, na rua Argentina, 185, JARDIM AMÉRICA, PAULÍNIA. Era dono da distribuidora de combustíveis BRASIL PETRO. O primeiro disparo atingiu a nuca de HIPÓLITO. Levou outros dois tiros, um no rosto e outro nas costas. Todos os tiros foram dados a queima-roupa. HIPÓLITO tinha 48 anos de idade.

OITO HOMENS ENCAPUZADOS mataram quatro pessoas na rua TIJUAPE, na favela do JARDIM CAIÇARA, CAPÃO REDONDO. As vítimas estavam se dirigindo até uma festa de casamento. A policia foi avisada e prendeu três suspeitos. O crime estaria relacionado com o tráfico de drogas. Os matadores seriam liderados por um traficante conhecido como FERNANDINHO, que estaria expandindo sua influência pelo CAPÃO REDONDO.

CINE SINISTRO, NA BANDEIRANTES : -
UMA NOITE ALUCINANTE:A MORTE DO DEMÔNIO.
104Z11584 151 91Z21581.  -     K1141 /520181 (16).

2 002  :  -    DOMINGO
Vamos para POÁ, por volta das 10h30. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me em seu carro até esse município, onde vou passar algumas horas com minha mãe. Não encontro MARIZETE, ADALVO e FELIPE. O Cabo RENATO VENTURA chega por volta das 16 horas, quando está chovendo forte em POÁ. Neste domingo minha mãe fala muito sobre um sonho que teve com sua madrinha, dona JÚLIA, falecida em 27 de março de 1964, há trinta e oito anos atrás. Relembra episódios de sua infância, dizendo que o seu padrinho e tio, irmão do velho MANUEL PINTO DA FONSECA, era pobre e desprezado pelo irmão.
Já deixando POÁ, encontro na estação o meu primo CIDO. Durante a viagem de retorno a GUARULHOS, ouço algumas notícias do jogo CORINTHIANS x PALMEIRAS, pelo TORNEIO RIO-SÃO PAULO. No final, os dois ponteiros do certame ficam no 0 \ 0. PALMEIRAS ocupa a liderança e o CORINTHIANS a vice-liderança. Ambos estão classificados para a fase seguinte. OUTROS RESULTADOS: - SANTOS 3 x SÃO PAULO 2; FLUMINENSE 2 x FLAMENGO 1; AMERICANO 1 x SÃO CAETANO 0; VASCO 5 x BANGU 1; PORTUGUESA 1 x BOTAFOGO-RJ 3; ETTI JUNDIAÍ 6 x AMÉRICA-RJ 1.

Um dos seguranças do posto de gasolina do MORUMBI onde foi morto o empresário húngaro LAJOS TAKATS reconheceu o homem que atirou como um ex-funcionário da loja de conveniência. LAJOS foi enterrado hoje no CEMITÉRIO SÃO PAULO.

Para comemorar o DIA MUNDIAL DA SAÚDE 30 mil pessoas lotaram o Parque do Ibirapuera. Os paulistanos deixaram o sedentarismo de lado e participaram de atividades como caminhadas, ciclismo, danças e massagens terapêuticas. No evento, que serviu de lançamento para o PROGRAMA AGITA MUNDO, houve apresentações de acrobacias.

FALECEU o engenheiro VICTOR CARLOS FILLINGER, aos 84 anos, nesta Capital. Engenheiro industrial pela Universidade MACKENZIE (Turma de 39), foi fundador da ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ e vice-presidente do INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA. Era filho do arquiteto WILLIAM FILLINGER, considerado o “pai do concreto armado no BRASIL”.

MORREU a psicanalista HELENA BESSERMAN VIANNA, 70 anos, mãe do humorista CLÁUDIO BUSSUNDA, do programa CASSETA & PLANETA e do presidente do IBGE, SÉRGIO BESSERMAN VIENNA. Ela participou de movimentos contra a ditadura militar e recebeu a medalha CHICO MENDES, como homenagem por envolvimento na democratização do BRASIL. Escreveu vários livros sobre psicanálise, alguns deles lançados no exterior. No RIO DE JANEIRO, de causas não reveladas.

Foi destaque no JORNAL DA TARDE: especialistas em genética terem afirmado que os laboratórios da cidade teriam tecnologia capaz de produzir um clone humano. Além disso, o aumento no preço da gasolina havia causado revolta na população. No futebol, o clássico entre CORINTHIANS e PALMEIRAS, no TORNEIO RIO-SÃO PAULO, poderia garantir a liderança da disputa. 

O secretário de Estado COLIN POWELL telefonou hoje ao primeiro-ministro ARIEL SHARON e reiterou o pedido de GEORGE W. BUSH para que ISRAEL inicie sem demora a retirada das tropas da CISJORDÂNIA. A conselheira de segurança da CASA BRANCA, CONDOLEEZZA RICE, disse que BUSH foi “muito franco” com SHARON e que “sem demora significa já”. Antes de embarcar para a missão ao ORIENTE MÉDIO, o secretário americano COLIN POWELL ressaltou que pretende se encontrar com YASSER ARAFAT, “se as circunstâncias permitirem”. Acrescentou, ainda, não estar seguro nem mesmo se conseguirá um cessar-fogo. A AUTORIDADE PALESTINA denunciou que ISRAEL aumentou os ataques e concentrou mais tropas na CISJORDÂNIA. No sul do LÍBANO, guerrilheiros do HEZBOLLAH dispararam foguetes contra posições israelenses e feriram seis pessoas.

Mais de setenta mil britânicos fizeram fila de sete quilômetros no centro de LONDRES, ao longo do rio TÂMISA, para ver o corpo da rainha-mãe, que está sendo velado no anexo do PARLAMENTO, à espera do enterro marcado para dia 9. Para chegar perto do caixão, cada pessoa levava em média doze horas. O hall de WESTMINSTER, onde o corpo é velado, continuará aberto à visitação do público até às 6horas de 9 de abril, apenas cinco horas antes do funeral, que será na Abadia de WESTMINSTER, do outro lado da rua. Esta operação permitirá que um número grande de pessoas possa ver o funeral.

Dez pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na cidade de VILLAVICENCIO, no sul da COLÔMBIA. O carro explodiu durante a madrugada, numa região movimentada por causa de seus bares e restaurantes, próximo à sede da emissora de rádio Super. No sábado, dia 6, o padre colombiano JUAN RAMON NUNEZ foi assassinado a tiros quando celebrava uma missa em sua paróquia na cidade de LA ARGENTINA, ao sul de BOGOTÁ.

NORBERTO PEREZ, um policial colombiano seqüestrado pelas FARC, cujo filho com câncer terminal, fez um inútil pedido de vê-lo em seu leito de morte, foi morto a tiros por seqüestradores guerrilheiros esquerdistas e levado à Cruz Vermelha. Os rebeldes das FARC entregaram o corpo de PEREZ, que foi mantido refém por mais de dois anos em campos de prisão na selva.     

MORREU o ator americano JOHN AGAR, de 81 anos, ex-sargento da Força Aérea que iniciou a carreira artística depois de se casar com a célebre atriz infantil SHIRLEY TEMPLE. Teve a carreira e o casamento arruinados pelo alcoolismo. Foi vítima de um enfisema pulmonar, em HOLLYWOOD.

2 003   :   -   SEGUNDA-FEIRA
JORNAL DA TARDE
NO GP DO CAOS, FERRARI DE BARRICHELLO “APAGOU”. O GP que tinha tudo para ficar marcado como a maior vitória da carreira de RUBINHO BARRICHELLO, quase terminou em tragédia. Disputado sob chuva, o que impediu a largada convencional, o GP de 71 voltas foi encerrado na 53ª , quando, após uma série de acidentes na CURVA DO SOL de INTERLAGOS, o espanhol FERNANDO ALONSO espatifou sua RENAULT nos restos do JAGUAR do australiano MARK WEBBER, que havia batido na reta dos boxes. ALONSO, 3o. colocado, não pôde ir ao pódio e acabou o domingo no hospital, com ferimentos leves. RUBINHO, que teve um início de GP complicado, perdendo várias posições após ter largado na pole, liderava na 47ª  volta quando sua FERRARI “apagou” por falta de combustível. A equipe informou que foi “falha no sistema de alimentação do motor”. Na confusão do final da prova, o italiano GIANCARLO FISICHELLA, da JORDAN, chegou a comemorar a vitória, que depois foi confirmada para o finlandês KIMI RAIKKONEN, da McLAREN. MICHAEL SCHUMACHER abandonou na 25ª volta, após rodar na CURVA DO SOL.

LUCINDA escutou a história do ALEX, que ontem retornou de CARAGUATATUBA. Ele estava na lanchonete com o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e MARLENE, na noite de sexta-feira, dia 4. Quando MARLENE o levou para a casa que eles estão reformando, alguns homens na lanchonete chamaram o JCS de “cornudo” e, no momento que MARLENE retornou ao local, após ter levado o ALEX , foi agredida pelo JOSÉ, que lhe desferiu um soco na boca. Uma turma de jovens que chegava na lanchonete, de bicicleta, viu a cena e partiu para cima do JOSÉ, dando-lhe uma merecida surra. A situação não é nada boa para MARLENE e JOSÉ. LUCINDA está revoltada com o acontecido e aguarda o retorno dos dois para resolver essa situação. Pode ser que a MARLENE deixe CARAGUATATUBA ainda hoje.
Minha ida para SÃO PAULO, numa costumeira VAN, não é fácil. Viajo de pé, além de agüentar as dificuldades do trânsito, causadas principalmente porque estão em greve os motoristas e cobradores de ônibus da Capital.
Na entidade que presido, não vejo ânimo por parte dos oficiais. Também não temos programação de aulas, por enquanto, para essa semana. Comenta-se a greve em andamento e a GUERRA DO GOLFO.
Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro o presidente atarantado com os problemas financeiros. Até agora o CORONEL RENALDO ainda não mandou a tal carta de cobrança de mensalidades atrasadas aos conselheiros que estão devendo. Telefona para o RENALDO e este promete estar amanhã no MMDC. O Sr. MARCONDES manda cancelar a linha telefônica (já desativada), que se encontrava no Monumento–Mausoléu. Diz ele que estamos com um problema sério na ligação da Sociedade com a FARAH SERVICE, pois o general BUENO continua apresentando problemas de saúde. Teme o presidente que seja algo grave.
Recebo um telefonema de SÃO CARLOS. É de uma viúva de ex–combatente, lesada no seu direito de receber a pensão de seu marido. A tal Comissão Especial da Revolução teima em não considerar como direito a pensão, devendo a viúva provar que ele esteve na revolução, fato que já foi demonstrado quando lhe foi concedido o direito. É muita má fé do órgão competente, que, além disso, joga o problema para o MMDC.
Descontente com o andamento dos problemas da Sociedade, enfrentando temperatura baixa e chuvisqueiro, retorno para casa. LUCINDA diz que a MARLENE chegou hoje de CARAGUATATUBA e a situação dela com o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA, que a agrediu, não é nada boa.

Pela nona vez este ano, o paulistano teve de enfrentar uma grande paralisação de motoristas e cobradores de ônibus. A greve geral de hoje prejudicou a quase totalidade dos 3,5 milhões de passageiros da Capital. A violência também marcou a manifestação da categoria. Pelo menos 95 ônibus foram depredados em apenas um dia, sendo três incendiados. A paralisação promete continuar amanhã, pois não houve acordo entre patrões e a Prefeitura.

Em tom otimista e reforçando a toda hora que confia no “futuro do País”, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA fez hoje à noite seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, fazendo um balanço de três meses do governo. Gravado, o programa durou nove minutos e foi apresentado no estilo de um programa eleitoral.
Disse ter sido necessário tomar medidas duras, que lhe tiraram noites de sono. Foram, porém, “decisões compensadoras, especialmente na área econômica”, justificou o presidente. “O dólar caiu, o risco BRASIL caiu mais da metade, a inflação está caindo, os títulos brasileiros lá fora recuperaram muito do seu valor e o crédito externo para nossas empresas já está de volta. O mundo voltou a acreditar no BRASIL”.
O vice-presidente JOSÉ ALENCAR disse hoje que “o BRASIL não vai tão bem assim”. Enquanto integrantes do governo e do mercado saúdam a melhora dos índices financeiros, ALENCAR chamou a atenção para fragilidades que persistem.
   
Em mais um dia de forte otimismo no mercado brasileiro, o dólar caiu hoje 2,11%, para R$ 3,152 e o risco País baixou 4,06%, a 899 pontos. A moeda americana atingiu o nível mais baixo desde 12 de setembro de 2002 e acumula queda de 5,99% no mês e de 10,96% no ano. Já o risco País é o menor desde 8 de maio de 2002, graças ao bom humor do mercado de títulos da dívida externa. As bolsas de NOVA YORK e de SÃO PAULO registraram forte alta pela manhã, em razão das notícias da guerra, mas tiveram fechamento modesto.

O artista plástico ALBERY CUNHA, que ficou famoso ao pintar retratos de mulheres famosas, morreu hoje, aos 59 anos, na casa de sua mãe, em HUMAITÁ, zona sul do RIO. Segundo a família, ele chegou lá por volta das 19 horas do domingo, passou a noite desenhando e, de manhã, seu corpo foi achado no playground do edifício. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio, pois ele sofria de depressão. ALBERY nasceu em BELÉM e estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO. Nos anos 70, morou na FRANÇA, onde se especializou em retratos de celebridades, entre elas a princesa CAROLINE, de MÔNACO e as atrizes CATHERINE DENEUVE e ELIZABETH TAYLOR. De volta ao BRASIL prestigiou celebridades como a atriz BETH FARIA e a socialite REGINA FERRAZ. Dado a excentricidades, o artista fez coleção de crânios de animais, empalhou baratas e certa vez chegou a uma exposição na FRANÇA montado em um elefante. 

ROBERTO CARLOS está temporariamente afastado de jogos da seleção. O lateral recebeu punição da FIFA pela expulsão no amistoso em que o BRASIL perdeu por 2 a 1 para PORTUGAL, dia 29 de março, na cidade do PORTO. O campeão do mundo levou cartão vermelho por ter empurrado o árbitro ALON YEFET, no segundo tempo, em protesto por marcação de falta. O lance definiu a partida, pois dele surgiu o gol decisivo. A Comissão de Disciplina analisou o relatório apresentado pelo juiz, que fala em choque intencional do brasileiro. Por isso, com base no regulamento interno, a FIFA optou pela suspensão temporária até o julgamento final, ainda sem data definida. ROBERTO CARLOS poderá entrar com recurso na Comissão de Apelação.

O traficante PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA, gerente do tráfico de drogas da favela da ROCINHA, foi preso pela Polícia Civil do RIO. Ele é tido como braço-direito de FERNANDINHO BEIRA-MAR.

Foi preso o diretor administrativo da INDÚSTRIA CATAGUASES DE PAPÉIS, de cuja barragem vazou 1,2 bilhão de litros de dejetos químicos que poluíram rios de MINAS GERAIS e do RIO DE JANEIRO e o litoral do ESPÍRITO SANTO. FÉLIX SANTANA, espanhol naturalizado brasileiro, ele mora no BRASIL há trinta anos. Estava hospedado na casa de uma amiga e foi detido numa esquina. Era procurado pela polícia desde o dia 3 de abril. 

O ilustrador MAURÍCIO DE SOUZA, criador da TURMA DA MÔNICA, recebeu o título de CAMPEÃO DE SAÚDE DAS AMÉRICAS, oferecido pela Organização PAN-AMERICANA DE SAÚDE, em WASHINGTON.

CONQUISTOU a aprovação da Justiça inglesa para usar fertilização “in vitro” na geração de um filho que venha a doar células a outro, o casal RAJ e SHAHANA HASHMI. Um dos filhos deles sofre de talassemia beta, doença que impede a produção de glóbulos vermelhos saudáveis e exige transfusões freqüentes. Ele pode sobreviver se receber um transplante de medula óssea ou de células-tronco, mas seus irmãos já nascidos não têm compatibilidade genética para a doação. A fertilização “in vitro” permite selecionar um embrião com essa condição.  Em LONDRES.

CECILE DE BRUNHOFF, a criadora do elefantinho BABAR, faleceu aos 99 anos, em PARIS, vítima de um derrame na segunda-feira, dia 7. CECILE criou o personagem em 1931 como uma história de ninar para os seus filhos. Foi ilustrado e batizado pelo seu marido, JEAN BRUNHOFF. Anos depois BABAR passou a ser conhecido em todo o mundo, em livros e desenho animado. 

O galã RUSSEL CROWE e a cantora DANIELLE SPENCER casaram-se na capela do rancho do ator, na AUSTRÁLIA. CROWE completou nesse dia 39 anos. Apesar do número restrito de convidados (cerca de 80 pessoas), o custo da cerimônia foi estimado em seiscentos mil dólares. A noiva, que chegou à festa numa luxuosa MERCEDES BENZ, vestia um modelo de GIÓRGIO ARMANI, criado especialmente para a ocasião.

Em 130 veículos blindados, tropas americanas entraram hoje à luz do dia no centro de BAGDÁ e ocuparam várias instalações do governo, incluindo dois palácios de SADDAM HUSSEIN. Os soldados circularam livremente pelas ruas – só o grupo que entrou pelo sudeste da cidade encontrou alguma resistência. O comando americano prevê combates urbanos, mas um informe diz que a queda da capital é “questão de dias”. Pelo menos 14 civis morreram na explosão de bomba lançada pela coalizão em BAGDÁ.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, e o primeiro-ministro britânico, TONY BLAIR, se reuniram hoje para discutir como liquidar o regime iraquiano e iniciar a reconstrução do País.  A administração do IRAQUE pós- SADDAM divide não apenas EUA e INGLATERRA, mas a administração americana.  

ASSISTO na GLOBO, MISSÃO IMPOSSÍVEL 2. Filme de 2000, dirigido por JOHN WOO, com TOM CRUISE, DOUGRAY SCOTT, THANDIE NEWTON e RICHARD ROXBURGH. O segundo filme da série consegue ser melhor do que o primeiro, dirigido por BRIAN DE PALMA. O agente secreto ETHAN HUNT deixa de ser um tipo, apenas, para virar um personagem. Na história, sua missão é encontrar e destruir um vírus que ameaça a humanidade. Mas, para isso, ele tem de enfrentar o vilão, que está apaixonado pela mesma mulher por quem HUNT está interessado. WOO cria eletrizantes coreografias de ação, mas o “top” do filme é o jogo de máscaras entre o herói e o vilão, que viram uma só figura. Quem fazia isso no cinema americano clássico era BUDD BOETTICHER, um dos reis do western, na sua série com RANDOLPH SCOTT.
     
2 004   :    - QUARTA-FEIRA
O clima de festa vai mudar a rotina da zona norte. HOJE, o SHOPPING CENTER NORTE completa VINTE ANOS de existência, prometendo vários eventos. Em 7 de abril de 1984, quando foi inaugurado, poucas pessoas acreditavam no sucesso do empreendimento. Muitos consideravam a região periférica demais para um centro de compras. Décadas atrás, o terreno não era mais do que uma área pantanosa nas proximidades do rio TIETÊ. Hoje, circulam pelo shopping, em média, 150 mil pessoas por dia. Em feriados especiais, o número aumenta para 180 mil.  Hoje à noite, quem garante a festa pelo aniversário é o pianista ARTHUR MOREIRA LIMA, que se apresenta às 19 horas, na PRAÇA DE EVENTOS. Ele vai tocar canções variadas, num repertório que vai de BACH a PIXINGUINHA. Além dessas atrações, o shopping estará novamente distribuindo latas para compras acima de 80 reais. No NATAL, foram entregues 180 mil latas, cujas ilustrações eram cachorros, gatos e pintinhos.

Numa manhã de intenso calor, com pressão acima do normal, vou para SÃO PAULO. Passo pelo BANESPA e, ali, converso com pessoas que poderão resolver um pedido de empréstimo de dois mil reais para a LUCINDA concluir a reforma da cozinha, além de pagamento de contas que ela fez, fora do orçamento normal do mês. Não dá para resolver esse problema hoje. Ali, cruzo com o CORONEL CARLINI, nosso velho companheiro de PM.
Os oficiais do MMDS fazem planos para a PÁSCOA. ALEMÃO e OLIVEIRA vão mais tarde até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Cel MENDES está conosco e conta que, pela manhã, esteve no Quartel do Comando Geral, numa reunião da COMUNIDADE, representando o Sr MARCONDES, que faz parte como conselheiro. O atual presidente é o CORONEL RUBENS CASADO. Ele teve o carro quebrado hoje de manhã e agora está com pressa de retornar para sua casa, a fim de arrumar uma condução para ir para SÃO CAETANO DO SUL, onde tem um evento maçônico. O Cel MENDES está delineando o quadro das medalhas MMDC para o 23 de maio. Os primeiros ofícios estão sendo minutados nesta tarde. Recebo telefonemas do Sr MARCONDES e do GENERAL BUENO sobre o restauro do Monumento-Mausoléu, que deveria ser reiniciado hoje. Como estamos na época da semana santa, dispensamos os funcionários na 5ª feira, dia 8 de abril, para retorno apenas na 2ª feira, dia 12. O desgaste de dona CÉLIA e do VASCO é gritante. Os dois fazem todo o serviço do MMDC. Há carência de funcionários e os próprios diretores não aparecem na Sociedade, criando lacunas que são cobertas pelos outros. O mais grave é o tesoureiro, omisso em tudo. Hoje estamos com débito de 500 reais nas nossas contas. O Sr MARCONDES fica preocupado com isso, muito embora esteja licenciado da presidência.
Telefono para minha filha MARIZETE. Ela me conta que sua avó continua apresentando os mesmos sinais de fraqueza e inapetência. Nos exames de sangue se constatou diabetes relativa. Isso é mais um complicador no seu difícil quadro de saúde.    
LUCINDA conversa com sua irmã ESMERALDA. Pela manhã, face as anotações de minhas memórias, lembrei-lhe que dona ESMERALDA e JOSÉ THOMÁS estão completando 48 anos de casados. Sua sobrinha CRISTIANE, filha da MARGARIDA, completa hoje 25 anos de idade.

No CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, às 17 horas, dentro da série Concertos de PÁSCOA, JOÃO CARLOS MARTINS estará à frente da CAMERATA BACH, conjunto que se formou para divulgar a música do compositor barroco alemão. No programa, o CONCERTO BRANDEMBURGUÊS Nº 3, o mesmo que ele gravará em maio, em LONDRES, com a ENGLISH CHAMBER ORCHESTRA. JOÃO CARLOS MARTINS acha que o RIO DE JANEIRO dá sorte e, por isso, escolheu a cidade para sua estréia como regente.

Com as presenças do presidente do Legislativo paulista, SIDNEY BERALDO, do 2º secretário, JOSÉ CALDINI CRESPO, dos deputados HAMILTON PEREIRA, RICARDO CASTILHO, GERALDO VINHOLI e VAZ DE LIMA, de autoridades do corpo policial da assessoria militar do Parlamento paulista e de alunos da Academia Militar do Barro Branco, foi realizada nesta quarta-feira, no Salão Nobre da Presidência da Assembléia Legislativa, ato de despedida ao CORONEL WÁGNER FERRARI por sua transferência para a reserva. Ao lado de sua esposa, ROSANA, FERRARI ouviu, visivelmente emocionado, o discurso do TENENTE-CORONEL ADEMIR APARECIDO RAMOS que, em nome do efetivo da Casa, destacou o espírito de união, amizade e companheirismo transmitido por FERRARI.
 
Foram cinco horas de negativas. GIL GRECO RUGAI, (estará completando 21 anos amanhã), disse que não matou ou ameaçou o pai, não deu nenhum desfalque e não tinha nenhuma arma. Se uma testemunha diz o contrário, ela mente. Para tudo ele apresentou uma versão. Documentos, cheques assinados em nome do pai e descontados pelo filho, bilhete com relação do preço de armas, a roupa lavada um dia depois do crime e cada detalhe do que seria seu álibi foram alvos de explicações que não convenceram o DHPP. Após o interrogatório, GIL foi indiciado pelo assassinato do pai, o publicitário LUIZ CARLOS RUGAI, de 40 anos, e da madrasta, ALESSANDRA DE FÁTIMA TROITIÑO, de 33, no dia 28 de março, um domingo, na rua ATIBAIA, em PERDIZES.

A empresária REGINA MARTINS ROMERO, de 24 anos, e a filha GABRIELA ROMERO MARTINS, de 3, foram libertadas por seqüestradores hoje pela manhã, após 64 dias em cativeiro. O seqüestro é um dos mais longos do Estado de SÃO PAULO. REGINA é filha de MIGUEL ROMERO, empresário de origem humilde que fez carreira respeitável no mundo dos negócios e tornou-se dono de uma revendedora de automóveis na cidade. As duas foram seqüestradas em 3 de fevereiro, em uma rua da zona leste, próxima ao 56 º Distrito Policial (VILA ALPINA), no final de uma operação planejada. Por volta das 18 horas, depois de ir buscar a filha na escola, REGINA estava a caminho de casa. O carro CITRÖEN em que elas estavam, foi fechado por uma BMW ocupada por dois homens. Atrás do carro das vítimas parou uma FIORINO com mais dois bandidos. Dois deles, vestindo terno e gravata, apontaram armas para REGINA. Mãe e filha foram colocadas no CITRÖEN. Esse veículo foi abandonado na VILA ALPINA e as vítimas transferidas para a FIORINO e levadas para o cativeiro.

A família de LUANA DA SILVA OLIVEIRA, de 8 anos, decidiu doar o coração, os rins e o fígado da criança, que foi vítima de um ataque de “pit bull”, em JUNDIAÍ. Os órgãos devem beneficiar três pessoas que aguardam na fila dos transplantes, segundo a Secretaria Estadual da SAÚDE. LUANA morreu no dia 6 de abril, depois de quase uma semana em coma. O enterro realizou-se hoje, no cemitério NOSSA SENHORA MONTE NEGRO.
O fígado da menina foi recebido hoje por uma mulher de 69 anos, que mora na cidade de PIEDADE.

Os ex-secretários do governador do PARANÁ, na gestão JAIME LERNER, JOSÉ CID CAMPELO FILHO (Governo) e INGO HUEBERT (Fazenda), acusados de desvio de dinheiro público e formação de quadrilha, foram libertados, beneficiados com um habeas-corpus e vão responder às acusações em liberdade. Foram colocados na rua horas após terem sido presos em CURITIBA.

A ira dos iraquianos foi acirrada hoje pela explosão de duas bombas de 227 quilos lançadas por forças americanas contra o complexo de uma mesquita na cidade de FALLUJAH, foco de resistência sunita. Segundo testemunhas, 25 pessoas morreram no ataque. Em outras regiões, tropas da coalizão enfrentaram –pelo quarto dia consecutivo- insurgentes xiitas, nos maiores distúrbios no IRAQUE desde a queda de SADDAM HUSSEIN. Desde o domingo, dia 4, já morreram 33 soldados americanos, um salvadorenho, um ucraniano e pelo menos 200 iraquianos.

A ex-babá CIDA acordou hoje com vista para o mar. Foram os primeiros minutos da vida de estrela da campeã do BIG BROTHER BRASIL 4. Hospedada numa suíte de luxo, no 20º andar do HOTEL TRANSAMÉRICA, na BARRA DA TIJUCA, no RIO, ela mal conseguiu dormir. Culpa do sucesso. Fãs já a esperavam na portaria do hotel. Quando surgiu na varanda, ninguém mais pôde dormir tamanha a gritaria. Um café da manhã caprichado também a aguardava. Às 11 horas, CIDA se maquiava num camarim do PROJAC e se preparava para a maratona de entrevistas. Mais tarde, estava nas nuvens, literalmente, viajando de helicóptero. A cidade de MANGARATIBA acordou mais cedo e em festa, hoje. Depois da vitória de ontem, a família e os amigos ainda comemoravam.

Apenas dez dias depois da fuga de 109 adolescentes das unidades 21, 25 e 29 do complexo de FRANCO DA ROCHA, em SÃO PAULO, outros 128 internos das mesmas unidades promoveram uma fuga em massa na noite de ontem. Desses, 60 foram recapturados pela polícia e 38 foram transferidos para o complexo RAPOSO TAVARES no final da tarde. A fuga da terça-feira foi a maior da história do complexo da FEBEM, em FRANCO DA ROCHA.

O presidente de RUANDA, PAUL KAGAME, e a primeira-dama, JANET, depositaram flores na cerimônia em memória dos mortos do sangrento conflito étnico entre hutus e tutsis, iniciado há dez anos. Entre 500 mil e 1 milhão de ruandeses morreram na guerra civil. O décimo aniversário do início dos choques reacendeu os debates sobre a inércia da comunidade internacional ante o drama ruandês. A ministra da DEFESA da FRANÇA, MICHELE ALLIOT-MARIE, e o ex-chanceler ALAIN JUPPÉ qualificaram de injustas as críticas dirigidas aos franceses por KAGAME.

Os EUA levaram secretamente o ex-presidente SADDAM HUSSEIN para fora do IRAQUE e o ditador agora está preso em uma grande base americana de alta segurança no CATAR. O motivo da transferência seria o aumento da violência e da resistência à ocupação liderada pelos EUA no IRAQUE. O CATAR foi escolhido como o local mais seguro no ORIENTE MÉDIO para manter o ex-líder iraquiano preso.

ANUNCIADO que pedaços de um avião trazidos à tona em 2003 na costa mediterrânea são do LIGHTNING P-38 do escritor francês ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY. O autor de O PEQUENO PRÍNCIPE, que também era aviador, desapareceu em julho de 1944 no comando dessa aeronave. Há seis anos havia sido encontrada, na mesma região uma pulseira com o nome do escritor. Na época, a autenticidade do objeto foi posta em dúvida.

LIBERTADO o marroquino MUNIR EL MOTASSEDEQ, o único suspeito condenado pelos atentados terroristas de 11 de setembro. MOTASSEDEQ tinha recebido uma pena de 15 anos por cumplicidade nos ataques, mas foi libertado porque o Tribunal de Audiência Territorial de HAMBURGO considerou as provas contra ele insuficientes. Um integrante da AL QAEDA preso pelos EUA afirmou que MOTASSEDEQ não tinha relação com o crime. A condenação foi anulada e o marroquino terá novo julgamento no dia 16 de junho. Na ALEMANHA.

O PALMEIRAS chutou o baixo-astral pela eliminação no PAULISTA e goleou o SÃO GABRIEL (RS) por 4 a 0. O VERDÃO passou às oitavas-de-final da COPA DO BRASIL e enfrentará o GOIÁS. Em BELO HORIZONTE, o SANTO ANDRÉ perdeu do ATLÉTICO MINEIRO por 2 a 0, mas se classificou e pegará o GUARANI.

Com dois golaços de LUÍS FABIANO, o SÃO PAULO derrotou o ALIANZA LIMA por 3 a 1, garantiu o primeiro lugar de seu grupo e se classificou para a próxima fase da LIBERTADORES. MARQUINHOS fez o primeiro gol da vitória. 

Hoje é apresentado o penúltimo capítulo da minissérie UM SÓ CORAÇÃO. O namoro de CAIO (filho do doutor MARTIM e a falecida GILDA) com ANTÔNIA (filha de MARIA LUIZA com MARIANO) é sério. Mas ANTÔNIA, uma menina rebelde, continua aprontando para sua mãe, sob os olhares complacentes de SAMIR.
O TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA é o lugar de encontro dos intelectuais da época. TONIA CARRERO é apresentada a eles. Vai trabalhar no TBC.
YOLANDA vai consolar MARTIM pela morte de GILDA. ASSIS CHATEAUBRIAND aproveita para insinuar a CICCILO MATARAZZO esse encontro dos antigos amantes. O italiano não dá a mínima atenção para CHATÔ. CAIO vai atrapalhar o encontro de YOLANDA com seu pai. YOLANDA conta para CICCILO como está o médico. Eles vão à exposição organizada por OSWALD DE ANDRADE. Este, na festa de aniversário de uma neta, reúne a família. É lembrada a pessoa de PAGU (esta aparece numa praia com seu filho). Nessa exposição também estão presentes ANITA MALFATTI, TARSILA DO AMARAL, MARIANO, ELISA, FERNÃO. Este último se insinua para a antiga esposa, ELISA, agora casada com MARIANO. Depois, o mulherengo assedia ANA. MARIANO e ELISA comentam com ANA essa aproximação de FERNÃO.
O MUSEU DE ARTE MODERNA faz uma retrospectiva das obras de TARSILA DO AMARAL. LOURIVAL GOMES MACHADO comparece nesse evento. IAN DE ALMEIDA PRADO, FREITAS NOBRE, ANITA MAFALTTI, OSWALD DE ANDRADE, GUILHERME DE ALMEIDA e outros,  lembram os bons tempos da Semana de Arte Moderna e os anos 30.
RODOLFO, bebendo muito, vai caindo cada vez mais. Ele, no muquifo que foi transformada a antiga mansão do pai, o falecido coronel TOTONHO, não aceita o filho de MAGNÓLIA.
RITA continua cuidando de UCHA, tuberculosa, no sanatório de CAMPOS DO JORDÃO. Ela está quase curada. JOÃO CÂNDIDO vai até o sanatório para rever a nissei RITA.
DAVID continua a fazer palestras, contando os seus dissabores na guerra e mantém um namoro com MARIA LAURA, que aceita a corte do judeu.
CICCILO MATARAZZO reúne em sua casa ALBERTO CAVALCANTE e outros italianos oferecendo sua ajuda para o empreendimento da Companhia Cinematográfica VERA CRUZ. YOLANDA não gosta dessas reuniões de italianos em sua casa. A VERA CRUZ faz o filme CAIÇARA, com ELIANE LAGE no principal papel. A noite de gala é no CINE MARABÁ, com o QUINTETO GUADALUPE se apresentando no palco.
CHATEAUBRIAND anuncia a estréia de uma emissora de televisão. Nascia a televisão no BRASIL. DEMERVAL COSTA LIMA apresentava a PRF-3, TV TUPI DE SÃO PAULO, em outubro de 1950. CHATÔ investiu cinco milhões de dólares no empreendimento. HOMERO SILVA, LIMA DUARTE, MAZAROPPI, WÁLTER FOSTER, LOLITA RODRIGUES, VILMA BENTIVENHA fazem parte da estréia da TV TUPI.  

A festa do “CRIANÇA ESPERANÇA” começa hoje, logo após “SENHORA DO DESTINO”, sob comando do trapalhão RENATO ARAGÃO. O evento termina por volta da uma hora da madrugada e volta no domingo, dia 8, com ANGÉLICA e seu noivo, o também apresentador LUCIANO HUCK. Eles apresentam os shows até às 15 horas. Os dois dias de espetáculo irão comemorar os 19 anos de existência do projeto e uma parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Além disso, a iniciativa tem como objetivo aumentar as doações que permitem o apoio maior às ações em defesa dos direitos de crianças e jovens brasileiros.  Há 19 anos no comando do programa, RENATO ARAGÃO lembra da confiança que o público deposita no projeto. Entre hoje e amanhã estarão no palco do ginásio do IBIRAPUERA: XUXA, a eterna rainha dos baixinhos, ZECA PAGODINHO, a dupla SANDY E JÚNIOR, KLB, ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, CAPITAL INICIAL, VANESSA DA MATA, IVETE SANGALO, ELZA SOARES, WANESSA CAMARGO, MV BILL e DANIELA MERCURY. DEBORAH SECCO fará uma perfomance especial.

2 005  :   -    QUINTA-FEIRA
Muito calor nesta quinta-feira. Saio tarde de casa. Quando chego no MMDS os oficiais já estão tomando destino. OREZ está trabalhando no arquivo e depois deverá resolver um problema relacionado com cheque sem fundo que foi passado para a Entidade. Bastante desanimado, vou até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A funcionária LUCIENE está com a visita de uma colega da MÔNICA. Esta cuida da amiga, em situação lastimável. Apresenta um quadro febril, por várias vezes e chega a delirar. Está tomando remédios caros para curar uma infecção urinária. O problema é que o MMDC já é tão carente que sua falta vai atrapalhar todo o trabalho de informática. Os telefones da Sociedade estão mudos por falta de pagamento. Ainda não saiu o Edital de Convocação da ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL e não dá para fazer nada enquanto isso não acontecer. A data de 27 de abril vai se aproximando e não surgiram ainda os candidatos para os cargos eletivos. O CAPITÃO GINO STRUFFALDI sente-se receoso em aceitar ser candidato. Para a presidência do CONSELHO FISCAL nada se fala. Por outro lado, o CORONEL JAIRO ainda não convocou os conselheiros para a reunião de 20 de abril, uma preparatória para a Assembléia, com definição da Mesa Eleitoral. Hoje não tenho notícias do Sr MARCONDES, atrapalhado com uma possível operação em dona JÚLIA. O CORONEL MENDES telefona do hospital da CRUZ AZUL. Ele corre com dona OÇAINE, recém operada da catarata.
O Sr MOZART KAIL conversa comigo nesta tarde. Ele compôs a música do HINO DOS BANDEIRANTES (letra de GUILHERME DE ALMEIDA), como também compôs o maestro SPÁRTACO ROSSI, num concurso há anos. Agora, ele está preocupado porque surgiu um terceiro maestro para a música oficial do HINO DE SÃO PAULO.

Ao lado da CATEDRAL DA SÉ, demorou apenas vinte minutos a existência das duzentas esculturas de gelo criadas pela artista plástica NÉLE AZEVEDO exposta com o título de “MONUMENTO MÍNIMO”. O projeto foi pensado para refletir o efêmero e a fragilidade da memória nos dias atuais. O evento é uma proposta da ação urbana, iniciada em 2001. Desde então já percorreu oito cidades do mundo, entre elas TÓQUIO, no JAPÃO, e HAVANA, em CUBA.

O PM PAULO ROBERTO BETINELLI RODRIGUES, de 23 anos, foi preso em flagrante pela Corregedoria PM, hoje pela manhã, por ter assassinado o laboratorista LUIZ FRANCISCO DA COSTA BATISTA, de 22 anos. BATISTA tentava impedir assalto na casa de seu sogro, na VILA SANTA CATARINA, na zona sul. O PM alegou que foi uma fatalidade. A família da vítima acusa o PM BETINELLI de ser despreparado, racista e pretende processar o Estado. BATISTA morreu com a bermuda que dormia e descalço. Nenhum dos dois assaltantes que tentaram roubar o sogro do laboratorista, HILDONS CHAVES, comerciante de 50 anos, foi preso.

Retorno mais cedo para GUARULHOS, enfrentando um calor que mexe com a saúde da gente.

O DIÁRIO OFICIAL DE 7 DE ABRIL DE 2005 PUBLICA AS TRANSFERÊNCIAS PARA A RESERVA DOS SEGUINTES TENENTES-CORONÉIS PM:
LÚCIO RICARDO DE OLIVEIRA, do CPAM-9. Nasceu em 7 de janeiro de 1949. Entrou para a PMESP em 10 de janeiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL PM em 24 de maio de 1998.

FLÁVIO PAULO DOMINGOS ROSA, do CPAM-3. Nasceu em 26 de janeiro de 1952. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 15 de dezembro de 1987; Major – 15 de dezembro de 1995; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2001.

Quando todos achavam que a seleção brasileira de ginástica estava pronta para a terceira etapa da COPA DO MUNDO, de amanhã a domingo, no ginásio do IBIRAPUERA, em SÃO PAULO, uma forte crise abalou o grupo feminino, comandado pelo técnico OLEG OSTAPENKO. DANIELE HIPÓLYTO se desligou pela manhã, após demonstrar insatisfação com o treinador. No congresso técnico de quarta-feira, o ucraniano escalou a ginasta apenas para a prova da trave. Isso acabou frustrando os planos de DANIELE, que afirmava disputar vaga nos quatro aparelhos (solo, paralelas, salto e trave). Quando soube que só disputaria a trave, no treino de hoje, pela manhã, foi tirar satisfações com OLEG. Insatisfeita com a decisão do treinador, foi para o hotel e reuniu-se com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, VICÉLIA FLORENZANO, e a supervisora de Seleções, ELIANE MARTINS. Sem reverter a situação, foi para o RIO. Está fora da COPA DO MUNDO.

Sancionada pela governadora do RIO DE JANEIRO, ROSINHA GAROTINHO, a lei que garante gratuidade nos estacionamentos dos shoppings a quem gastar dez vezes o valor cobrado pela vaga.

Aceita a denúncia do Ministério Público contra dois diretores e um gerente-jurídico da PORTO SEGURO. São acusados de montar um esquema de fraude para evitar que os segurados recebessem indenização por carros roubados. Pela Justiça Criminal, em SÃO PAULO.

RODRIGO PESSOA e BALOUBET DU ROUET são os donos da medalha de ouro olímpica. O brasileiro recebeu a notícia por telefone, do cavaleiro irlandês CIAN O´CONNOR, que perdeu o título de campeão em ATENAS em razão do doping do cavalo WATERFORD CRYSTAL. “O OURO É SEU”, disse O´CONNOR, que decidiu não recorrer à Corte Arbitral do Esporte contra a punição da Federação Eqüestre Internacional. Depois de falar com RODRIGO, O´CONNOR divulgou nota oficia, informando sua decisão. Com o quinto ouro, o BRASIL subirá duas posições na classificação de ATENAS, indo do 18 º para o 16 º posto.

A montadora britânica MG ROVER, fabricante do lendário jipe LAND ROVER, entre outros modelos, pediu falência nesta quinta-feira depois de ver frustrados os seus planos de ser adquirida pela companhia chinesa SHANGHAI AUTOMOTIVE INDUSTRIAL CORPORATION. O anúncio foi feito pela secretária britânica de Comércio e Indústria, PATRÍCIA HEWITT.

Um atentado suicida numa das áreas mais freqüentadas por turistas estrangeiros no CAIRO matou hoje uma francesa, além do terrorista. Outras dezoito pessoas ficaram feridas. Inicialmente, foi divulgada a versão de que o homem morto seria um turista americano, mas depois um porta-voz do Ministério do Interior, MAGDI RADI, desmentiu essa afirmação e disse se tratar do autor do atentado, aparentemente um egípcio.

O xiita IBRAHIM AL-JAAFARI foi hoje nomeado primeiro-ministro do IRAQUE pelo presidente JALAL TALABANI, que o encarregou da formação do governo. A nomeação de JAAFARI já era esperada e produto de um acordo entre xiitas e curdos, foi anunciada logo depois de TALABANI prestar juramento como presidente.

OPERADA para a retirada de um tumor no seio AIMEÉ OSBOURNE, de 21 anos, filha de OZZY OSBOURNE. AIMEÉ também tratou de um câncer no colo do útero em 2002, em LONDRES.

ANUNCIADA a gravidez da cantora mexicana GLÓRIA TREVI, que protagonizou um escândalo no BRASIL há quatro anos ao engravidar na prisão. O pai de seu terceiro filho seria seu noivo mexicano, ARMANDO GÓMEZ, na Cidade do MÉXICO.

2 006   :   -   SEXTA-FEIRA
A necessidade é a mãe do destino, e por isso seria sábio de sua parte atender a tudo que esta trouxer até você. Não é isso que ocorre normalmente, pois se faz com que a agenda pré-traçada seja mais importante do que tudo.

Num tempo em que os heróis dos quadrinhos estão cada vez mais humanos, o filme “V DE VINGANÇA” traz para o cinema um personagem que nada mais é do que a representação de todas as nossas contradições. A vontade de mudar o mundo – ou pelo menos o mundo à nossa volta – a qualquer custo, motivada pela revolta, pelo inconformismo, pela dor, pela miséria e pela violência. E cuja reação é mais violência. Até porque V (como é chamado o protagonista mascarado do longa, vivido por HUGO WEAVING) não acredita em coincidências. Na INGLATERRA de 2020, dominada por um regime totalitário, as pessoas vivem sob o rígido controle do Estado, com medo e sem liberdade. Os homossexuais foram presos, torturados e mortos, assim como os rebeldes. V foi uma das vítimas desse sistema, mas escapou com vida. E agora planeja sua vingança. No meio do caminho, conhece a bela EVEY (NATALIE PORTMAN), por quem se encanta. Sem tempo para romance, ele trata apenas de protegê-la e de fazer com que ela se livre do medo, para poder, então, lutar por seus direitos. O mesmo apelo ele faz à população, convocando todos a se erguer contra o governo. O problema são os métodos nada ortodoxos usados por V, que explode prédios, mata pessoas e decide abdicar da própria vida para cumprir sua vingança. A personagem de NATALIE, inclusive, tem a função de questionar o comportamento do “anti-herói”.
Escrito pelos irmãos WACHOWSKI (da trilogia “MATRIX”), o longa provocou polêmica nos ESTADOS UNIDOS, que enxergou nele apologia ao terrorismo. Aqui no BRASIL o longa estréia hoje com cem cópias.

O caderno “CIDADES/METRÓPOLE”, de “O ESTADO DE SÃO PAULO”, na página C9 publica:
VETERANOS REIVINDICAM HOMENAGEM EM TÚNEL
Pelo menos 60 integrantes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC se reuniram ontem, na Associação Paulista de Imprensa, no centro, a fim de montar uma estratégia para que o Túnel Doutor Daher Cutait, na zona sul, volte a se chamar TÚNEL NOVE DE JULHO. O local mudou de nome em dezembro de 2001 a pedido da então prefeita MARTA SUPLICY. “Já temos um projeto de lei na Câmara e uma ação na Justiça. O nome antigo é um marco histórico”, disse o CORONEL MÁRIO FONSECA VENTURA, filho de um veterano. O grupo trabalha para que o antigo nome volte desde março de 2002.

Também no mesmo jornal: GRAFITES NA CAPELA DO SÉCULO XVII. Interessado em trabalhar nos tapumes da CAPELA DE SÃO MIGUEL deve inscrever-se até segunda. Em processo de restauração, a CAPELA DE SÃO MIGUEL PAULISTA, mais antiga igreja do Estado, datada de 1622, terá um projeto de grafite nos tapumes que cercam a edificação. Até segunda-feira, os interessados podem inscrever-se na atividade, sob a coordenação do grafiteiro RAFAEL LUCENA. Os temas que serão apresentados tratarão da história da capela, do bairro e da cidade. A promoção é da Associação Cultural BEATO JOSÉ DE ANCHIETA, em parceria com a Oficina Cultural LUIZ GONZAGA. 
    
Tenho um compromisso hoje de manhã. Ir ao aniversário do CAES, minha última Unidade na ativa. Para cumprir com minha rotina pela manhã, levanto mais cedo. LUCINDA diz que talvez amanhã já dê para começar a fazer a mudança de minha hemeroteca para a casa que compramos em janeiro.
Às 10 horas, estou chegando no CAES. Ali, na última Unidade que comandei, vou relembrar os tempos que passei nesse lugar. Vou cumprimentar o atual Comandante, CORONEL PM ADAUTO LUIZ SILVA e muitos outros oficiais, da ativa e da reserva: CLAUDOVINO DE SOUZA, IVAN MARQUES DE ALMEIDA, MELCHIOR, VALLE, DAVID RIBEIRO FARIA, MÁRIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, ELZIO LOURENÇO NAGALLI, PAULO DE TARSO DIÓGENES (Comandante do Centro de Formação de Soldados), ORLANDO EDUARDO GERALDI (Comandante do CPI-6), ANDRÉ LUIZ RABELLO VIANNA (Comandante do CPI-1). A DEPUTADA ROSMARY CORREA (esposa do CORONEL PM BIZZARRIA) também se faz presente, bem como vários professores do corpo docente do CAES.
Sob a presidência do Diretor de Ensino, CORONEL PM RAUGESTON BENEDITO BIZZARRIA DIAS, são inaugurados os retratos dos Coronéis PM Res ALEXANDRE MELCHIOR RODRIGUES e ROBERTO DE OLIVEIRA VALLE, na galeria dos comandantes. 
Depois, os convidados vão para o Salão de Conferências, para a segunda parte da solenidade. Deixo o CAES, pois prefiro aproveitar o tempo e ir até o Quartel do Comando Geral. São 11:30 horas. Procuro o TENENTE PM BARRETO, conselheiro do MMDC. Fico sabendo que ele obteve o auxílio paternidade. Retornará somente em maio. Uma Capitão Fem PM fornece para mim a relação dos CORONÉIS. Essa oficial diz que a DAMCO foi extinta ontem. Os oficiais e praças da DAMCO foram transferidos para o futuro CPAM-12 (MOGI DAS CRUZES), e as seções de Estado Maior do QCG.
Passo pelo MMDS. Encontro tudo em ordem. Almoço com os oficiais. Por volta das 14:30 horas estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde cruzo com o CORONEL PM MENDES. Este me conta como transcorreu a solenidade no COMANDO SUDESTE, hoje de manhã.
O advogado de TUFFIK MATTAR vem em busca de um documento, abordando a participação de um cliente seu na Revolução de 1932. Mostro-lhe a minuta. Alguns dados são corrigidos. O GINO não está presente para assinar um ofício ao Prefeito do GUARUJÁ, narrando que o veterano, embora criança em 1932, participou como auxiliar nos correios. O advogado deverá retornar na semana que vem.
Retorno mais cedo para GUARULHOS. LUCINDA mostra-me a casa que compramos em janeiro. Ela está pronta para receber a minha hemeroteca. Amanhã cedo deverei iniciar a transferência dos jornais para uma sala já preparada para isso. MARLENE colocou isopor nas paredes.
Ainda nesta noite, separo os jornais de 1997 e 1998 para serem transportados, amanhã, para a casa transformada em hemeroteca. Isso me leva algumas horas da noite da sexta-feira.
 
Uma manifestação reuniu hoje aproximadamente 6 mil pessoas – segundo a PASTORAL DA CRIANÇA – nas ruas da região central de SÃO PAULO. Entre os participantes estavam crianças portadoras de deficiência física. Segundo o padre JÚLIO LANCELLOTTI, um dos coordenadores da pastoral, o objetivo era pedir à administração municipal a criação de políticas públicas para beneficiar as crianças portadoras de deficiências físicas. Os manifestantes entregaram uma carta com o pedido na Prefeitura.

Os professores da rede municipal decidiram em assembléia, hoje, no vão livre do MASP manter a greve, que está em seu 12º dia. Cerca de 6 mil manifestantes, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram do ato, das 14h às 17h, e depois seguiram em passeata pela AVENIDA PAULISTA.

A Polícia Federal encontrou na madrugada o corpo do colombiano WILLIAM NORBEY CÉSPEDES, de 20 anos, foragido durante o confronto de quarta-feira na reserva de CUCUÍ, localizada no município de SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, a 950 km de MANAUS. CÉSPEDES fazia parte do grupo das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARCS) que tentava levar munição, armas e dinheiro para o país. Os guerrilheiros JUSTO ALEXANDER RAMOS RAMIRES, de 32 anos, e WILVER YEILSON DAZA, de 30, foram detidos em CUCUÍ e chegaram hoje à tarde em MANAUS para prestar depoimento.

O filólogo e pesquisador SUETÔNIO VALENÇA morreu hoje, de câncer, no RIO, aos 62 anos. Formado em Letras Clássicas pela Universidade de BRASÍLIA, ele foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. VALENÇA escreveu livros importantes sobre o mundo do samba, como TRA-LA-LÁ (biografia de LAMARTINE BABO) e SERRA, SERRINHA, SERRANO: O IMPÉRIO DO SAMBA.

Uma semana depois de ir ao fórum tomar ciência de que seu julgamento tinha sido marcado para 5 de junho, SUZANE LOUISE VON RICHTHOFEN, de 22 anos, pediu à Justiça para tomar conta do patrimônio dos pais, MANFRED e MARÍSIA, de cujo assassinato participou, em 2002. Em petição datada de 27 de fevereiro, o advogado de SUZANE, DENIVALDO BARNI JÚNIOR, alega que o irmão da jovem, ANDREAS, cuida dos bens da família “com total descaso e desleixo”, age com “patente má-fé” e usa o Judiciário “através de uma ridícula manipulação”. Por isso, prossegue, ANDREAS deve perder a responsabilidade sobre a administração dos bens, que estariam sendo dilapidados, e passá-la para a jovem, ré confessa, que pode ter pena mínima de 25 anos, se condenada.  A jovem também pede para “fixar residência” num apartamento da família na VILA CATARINA, próxima ao BROOKLIN. Hoje, ao ser informado da pretensão dela, o porteiro do prédio, que identificou como SALOMÃO, disse: “Se dependesse de mim, ela não viria. Mas não depende”.

A CORREGEDORIA DA POLÍCIA MILITAR investiga os motivos que levaram a soldado CARLA CRISTINA DOS SANTOS PAZ a matar o SARGENTO PM JOSÉ EUSTÁQUIO DA SILVA, comandante do Destacamento da Polícia Militar, em CAMPO LIMPO PAULISTA, na GRANDE SÃO PAULO. A soldado foi interrogada, mas disse que só se manifestará em juízo. Segundo colegas, EUSTÁQUIO estava em sua sala, quando foi procurado pela soldado. Durante a conversa, ela sacou sua pistola ponto 40 e atirou no comandante.

O gabinete da vereadora LENICE LEMOS, no 7º andar da Câmara, amanheceu diferente hoje. A fechadura da entrada foi trocada; no corredor, dois policiais militares. Na porta, um papel anunciava: 16 funcionários da pefelista, ligados à seita evangélica FUNDAÇÃO RENASCER, haviam sido demitidos. O que se seguiu foi uma sucessão de versões e suspeitas sobre o rompimento de LENICE com a igreja e irregularidades. A vereadora foi procurada de 14 horas às 23:10 horas no celular, mas nem sua assessoria nem a RENASCER a localizaram. Os funcionários não foram avisados da exoneração nem puderam entrar no gabinete para retirar seus pertences. Um deles, segundo pessoas que estavam na Câmara, falou, aos berros, sobre um desvio de verbas na igreja e citou a vereadora. Entre os demitidos estão dois sobrinhos do líder da RENASCER, ESTEVAM HERNANDES, e a mulher do deputado estadual BISPO GÊ. LENICE chegou a fazer um boletim de ocorrência de preservação de direitos antes de anunciar as demissões. 

FALECEU nesta madrugada, aos 88 anos, o professor Doutor EMÍLIO ATHIÉ. Natural de UBERABA (MG), após os estudos de formação básica, cursou a Faculdade de Medicina da Universidade de SÃO PAULO, onde foi graduado em 1941. Desde o início de suas atividades profissionais, aliou o trabalho de assistência aos doentes à carreira universitária, dedicando-se ao aprendizado e ao ensino. Médico de visão aguçada abraçou a cirurgia, na época chamada de GRAL, operando os doentes portadores das mais variadas afecções. O professor doutor EMÍLIO ATHIÉ tratava os doentes na Santa Casa e no Hospital REGINA COELI, que fundou e dirigiu por diversos anos, instituindo um serviço de Cirurgia com características acadêmicas, onde trabalharam no início de sua carreira diversos cirurgiões, hoje professores universitários. Na SANTA CASA, onde já esboçava, nos fins da década de 1950, a fundação de uma nova escola de Medicina, sempre desejada, foi eleito presidente da Associação dos Médicos e nesta condição reuniu colegas que compartilharam da idéia e em 1963, fundou a FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS da SANTA CASA DE SÃO PAULO. Instituiu, ainda, entre outros feitos, os cursos de Pós-Graduação, em 1976, sendo considerado por todos os médicos da SANTA CASA e todos os professores da FACULDADE “O MESTRE DOS MESTRES”. O corpo está sendo velado no Salão Nobre da IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA.

O quadro clínico do ex-técnico TELÊ SANTANA apresentou “melhora parcial”, segundo boletim divulgado pelo Hospital FELÍCIO ROCHO, no início da noite. No dia anterior, o estado de saúde de TELÊ havia se agravado consideravelmente. Segundo comunicado assinado pelo médico JOSÉ OLINTO PIMENTA FIGUEIREDO, em decorrência da instabilidade verificada ontem, o paciente necessitava de “suporte circulatório com drogas vasoativas e intensificação de terapia em relação à função renal”.  TELÊ, de 74 anos, permanecia sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. Apesar da gravidade do caso, OLINTO considera que o quadro ainda é reversível.  

O DIÁRIO OFICIAL desta sexta-feira publica as transferências para a reserva dos seguintes oficiais:
TENENTE-CORONEL PM JOSÉ TITO MORAES DE CAMARGO, da CORREGEDORIA PM. Nasceu em 3 de dezembro de 1953. Entrou na PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1996. Foi promovido a TENENTE-CORONEL no dia 15 de dezembro de 2001.


MAJOR PM FRANCISCO POSSEBOM, da 3ª EM-PM. Nasceu em 17 de dezembro de 1960. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1984; 1º Tenente – 25 de agosto de 1987. Não tenho a data de sua promoção a Capitão. Foi promovido a MAJOR em 15 de dezembro de 2004.

Recebeu o título de membro honorário da Associação Européia de Cirurgia a paraense ANGELITA HABR-GAMA. Ela é a primeira mulher a conquistar o título, até aqui entregue a dezessete médicos – entre os quais o americano THOMAZ STARZL, pioneiro no transplante de fígado. ANGELITA foi também a primeira mulher a estudar no Hospital St. MARKS, em LONDRES, e, nos anos 1960, a primeira residente em cirurgia-geral do Hospital das Clínicas de SÃO PAULO. Em ZURIQUE.

SUSPENSA a ajuda financeira da UNIÃO EUROPÉIA e dos EUA ao governo palestino liderado pelo HAMAS, por causa da recusa do grupo radical em renunciar à violência e a reconhecer o ESTADO DE ISRAEL. O auxílio é considerado vital para a economia palestina. Em BRUXELAS.

INOCENTADO da acusação de plágio o escritor americano DAN BROWN. Segundo o Tribunal Superior inglês, o autor de O CÓDIGO DA VINCI não copiou, no seu best-seller, a estrutura do livro O SANTO GRAAL E A LINHAGEM SAGRADA – publicado em 1982 pela RANDOM HOUSE, a mesma editora de BROWN. Em LONDRES. 

Três atacantes suicidas usando hijabs, o traje tradicional das mulheres muçulmanas, mataram pelo menos 79 pessoas e feriram mais de 160 ao se explodirem hoje na mesquita de BURATHA, no norte de BAGDÁ. Um grande número de fiéis deixava o local após as preces de sexta-feira, o dia de descanso e oração dos muçulmanos. Duas bombas foram detonadas dentro do recinto e a outra numa das filas de entrada para a ala feminina. Oficiais da polícia deram informações desencontradas sobre os terroristas. Alguns disseram que todos eram mulheres, outros, que dois eram homens com hijabs. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas o governo iraquiano e as forças de ocupação americanas costumam apontar  para a rede terrorista AL-QAEDA no IRAQUE, interessada em fomentar a luta sectária e inviabilizar a estabilização do país.

2 007    :       -   SÁBADO
A FOX começa hoje uma maratona da quinta temporada do seriado 24 HORAS, que exibirá os 24 episódios na seqüência, até as 22 horas de amanhã, quando vai ao ar a pré-estréia – primeiro episódio – da sexta temporada. Nesta madrugada consegui gravar o 16º capítulo dessa temporada, onde o ponto mais forte está na recuperação do presidente PALMER, que estava em coma. Mas isso a custa de remédios que poderão custar-lhe a vida. Contrário a opinião do vice, que ordenara um ataque nuclear contra um país muçulmano, ele consegue permanecer no poder, até que, para surpresa de todos, confirma esse ataque nuclear.
Entre a quinta e a sexta temporada se passaram quase dois anos, onde JACK BAUER foi torturado constantemente pelos seus algozes chineses. Até que uma série de atentados a bomba nos ESTADOS UNIDOS – que causaram a morte de milhares de civis – faz com que a UCT (Unidade Contra-Terrorismo) se lembre de que JACK BAUER está vivo.
Mas, ao contrário das outras vezes, o governo não quer que BAUER salve o país, mas sim que ele morra para que a AMÉRICA seja salva. É que o terrorista responsável pelos ataques quer a vida de BAUER como moeda de troco.
Depois de todo esse tempo sofrendo nas mãos dos chineses, BAUER concorda. Mas claro que, tratando-se dele, não será tão simples assim. Logo BAUER descobre que o autor dos atentados não é quem a UCT acha que é, encontra o verdadeiro culpado, escapa da morte e... aí começa a temporada.
Apesar da expectativa dos fãs brasileiros, o sexto dia não foi a melhor estréia de JACK BAUER nos ESTADOS UNIDOS – a anterior, até agora imbatível, teve mais de 17 milhões de telespectadores e ganhou cinco prêmios EMMY, entre eles o de melhor série, diretor e ator.
Logo após a estréia nos ESTADOS UNIDOS (foram exibidos, até agora, 16 capítulos), surgiu a notícia de que os métodos de tortura usados na série serviam de “inspiração” para os soldados americanos no IRAQUE.
A polêmica em torno do fato fez com que SUTHERLAND desse palestras nos quartéis para explicar que era tudo “brincadeira”. O produtor-executivo da série, HOWARD GORDON, afirmou que, a partir do episódio 16, não haverá mais tortura. Mas disse que é porque já “perdeu a graça” e se recusou a afirmar que BAUER ficará, digamos assim, mais politicamente correto.
Na primeira temporada, em 2002, um plano para matar o senador DAVID PALMER, candidato à presidência dos EUA, é descoberto. JACK BAUER, o então diretor da UCT, é convocado para protegê-lo. Sua mulher, TERI, e sua filha, KIM, são seqüestradas pelos terroristas. Ele descobre que há um espião em sua equipe, NINA MAYERS. BAUER salva a vida do candidato, mas não consegue impedir que NINA mate TERI.
Na segunda temporada, em 2003, com a morte da mulher, o agente se afasta da UCT. Ele é chamado de volta 18 meses depois, quando terroristas ameaçam jogar uma bomba atômica em LOS ANGELES.
Em 2004, na terceira temporada, três anos se passaram depois do segundo dia. Enquanto o presidente escapa da morte e começa a campanha pela reeleição, BAUER descobre que um vírus mortal será liberado na cidade.
No quarto dia, em 2005, BAUER tem de impedir que usinas nucleares espalhem radiação pelo país. Depois que invade o consulado chinês, tem de se fingir de morto para não ser realmente assassinado pelo governo norte-americano ou pelos chineses.
No ano passado tivemos a quinta temporada. Há 18 meses fingindo-se de morto, BAUER volta à ativa depois que dois agentes sofrem um atentado, e o ex-presidente PALMER é assassinado. Terroristas russos começam uma série de ataques utilizando gás nervoso, e o agente descobre que o atual presidente está envolvido. 

Esfria muito neste sábado. Chuvisqueiros também colaboram para que o dia fique nebuloso. Procuro colocar em dia meus documentos, além das leituras das revistas e jornais, como sempre faço. IAGO passa quase que todo o dia conosco. Dá para perceber malcriações no menino. Basta que a mãe ou o pai chame-lhe a atenção para se revoltar. O pior é que o avô se intromete nessa situação ao lado do menino. IAGO se sente fortalecido com o apoio do “vovô JOÃO” e aí é que enfrenta mesmo os pais. Criado com muito mimo, a criança demonstra afetação e comportamento que poderá trazer sérias conseqüências caso não seja corrigido essa maneira como vem sendo criado.

Depois de uma semana agitada com a queda do técnico ÉMERSON LEÃO e a invasão do PARQUE SÃO JORGE por parte de alguns integrantes de torcidas organizadas, o CORINTHIANS voltou a vencer no Campeonato Paulista, ao bater o AMÉRICA por 2 a 0, hoje à noite, no PACAEMBU. O AMÉRICA perdeu pela sexta vez seguida e, com 16 pontos, segue ameaçado pelo rebaixamento.

O SÃO CAETANO chegou aos 36 pontos e ficou muito perto das semifinais do Campeonato Paulista, ao vencer o SÃO BENTO, por 2 a 1, nesta noite, no ABC. O AZULÃO consolidou o terceiro lugar. Já o PAULISTA complicou sua situação ao perder para o JUVENTUS, na JAVARI, também de virada por 2 a 1.A equipe de JUNDIAÍ segue com 31 pontos, mas perdeu o quinto lugar para o PALMEIRAS.

O boneco que representava o prefeito GILBERTO KASSAB foi o mais disputado durante a tradicional malhação de JUDAS da rua do LAVAPÉS, no CAMBUCI, no centro da Capital, que ocorreu pouco após às 12 horas. A maioria das pessoas que malhavam o JUDAS com o rosto do presidente LULA, o primeiro a ser destroçado pela população, trocou de boneco quando o que representava o prefeito foi lançado à rua.  Esse foi o boneco mais pedido. Até o ano passado, eram os camelôs que pediam mais. Hoje são os comerciantes, reclamando das alterações de fachadas exigidas pela Lei CIDADE LIMPA. Com um capacete representando as obras do Metrô, o boneco do governador JOSÉ SERRA também foi muito disputado. Por terem se tornado políticos, o estilista CLODOVIL HERNANDES e o cantor FRANK AGUIAR também viraram Judas. O presidente norte-americano GEORGE BUSH não foi esquecido. Por ainda não ter marcado o milésimo gol, o jogador ROMÁRIO também virou Judas.  

A ex-cabeleireira ADRIANA ALMEIDA – viúva do ganhador da Mega-Sena RENNÉ SENNA e acusada de mandante do assassinato do milionário – virou boneco de JUDAS e foi malhada hoje por um grupo de moradores da TIJUCA. De peruca loura e vestido tubinho, o boneco simbolizando a “ÉGUA LOIRA” (apelido dado a ela por um amante) foi a sensação do sábado de Aleluia.

O príncipe britânico ANDREW, irmão do príncipe CHARLES, está passando o feriado da Semana Santa no BRASIL. Ele e sua comitiva estão hospedados no complexo TERRAVISTA, em TRANCOSO. O príncipe resolveu descansar antes de iniciar oficialmente sua viagem de negócios no BRASIL. Chegou hoje pela manhã em seu avião FALCON 900 ao aeroporto privativo do condomínio. ANDREW deve permanecer no país até o início da semana.

O rabino HENRY SOBEL deixou às 18:15 horas o hospital ALBERT EINSTEIN pela porta dos fundos e mandou pedir desculpas à imprensa, que o aguardava no saguão. SOBEL, líder da comunidade israelista de SÃO PAULO, estava internado há nove dias, devido a um descontrole emocional e alterações de comportamento, causados por excesso de medicamento controlados sem receita médica. Ele garante que retomará suas funções na Congregação Israelita Paulista e pedirá perdão a DEUS em seu encontro com o PAPA BENTO XVI.

O que deveria ser uma reunião em família para comemorar a Páscoa acabou em tragédia, ontem à noite, em UBATUBA. O sargento da reserva da Aeronáutica, SÍLVIO DATTI, de 70 anos, sofreu um infarto quando bandidos assaltavam sua casa, na rua BEGONIAS, JARDIM SAMAMBAIA, e morreu na hora. Um dos criminosos se entregou.
DATTI mudou-se para UBATUBA quando se aposentou, há cerca de dez anos, para ter um pouco mais de tranqüilidade. Porém, segundos vizinhos, nos últimos meses estava preocupado com a violência. Ele já havia sofrido assalto em casa e, na semana passada, quando viajou, bandidos invadiram o imóvel e furtaram roupas e vários eletrodomésticos.
Ontem, às 22 horas, o filho do aposentado, ANTÔNIO DATTI, de 44 anos, tirava o carro da garagem quando foi surpreendido por dois homens armados. Ele mora em SÃO PAULO e tinha ido a UBATUBA passar o feriado com a família. Na ocasião, o pai fechava o portão.
Os ladrões obrigaram todos entrar e imobilizaram também as outras pessoas na casa. Queriam dinheiro e objetos de valor. Recolheram R$428 e já se preparavam para ir embora quando PMs, em patrulhamento de rotina pelo bairro, estranharam a movimentação da casa de DATTI.
Os PMs pararam para averiguar o que estava acontecendo e constataram o roubo. Nesse momento, o aposentado passou mal. Na confusão, um dos assaltantes conseguiu fugir, levando o dinheiro. O outro, assustado, se entregou. O corpo do aposentado foi enterrado hoje, na Capital.    

2 008     :     -    SEGUNDA-FEIRA
Manhã complicada. Estou desarvorado. A crise financeira cada vez está me sufocando mais. Nem bem começa o mês de abril e já me vejo em situação terrível, quase sem saldo para passar o resto do mês. Até agora não houve contenção de despesa e nem pode haver, pois tudo está dentro do limite do suportável.
Apesar disso, trato das coisas rotineiras antes de sair de casa. Na estação SÉ vejo os painéis sobre CORA CORALINA e sobre o filme CHEGA DE SAUDADE. Vou cedo para a Sociedade porque a nossa única funcionária se deslocou ontem para AVARÉ, a fim de assistir o sepultamento de sua sobrinha LETÍCIA, de apenas três anos. Sofria de uma doença genética e, ultimamente, estava se convalescendo de uma pneumonia. A aplicação de remédios deve ter sido a causa de sua morte, pois lhe atacou o fígado.
Preciso relacionar os assuntos que serão tratados na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, logo mais. Almoço com: COLOMBO, MÁRIO MARGARIDO, CRISTIANO, RONALDO e DANILO.
Quando estou saindo da Sociedade, rumo à Associação Comercial, chega de inopino o CORONEL PM Res JOÃO BAPTISTA DOS SANTOS. Quer conversar comigo, mas não tenho tempo para atendê-lo. Em rápidas palavras diz ele que esteve no FORTE DE COPACABANA, no RIO, e, no Museu que ali se localiza, sentiu a falta dos capacetes usados na Revolução de 32. Vem sugerir que encaminhemos para o FORTE exemplares dos capacetes da Revolução Constitucionalista.
Na Associação Comercial, 9º andar, estão reunidos: FRANCISCO GIANNOCCARO, VIVIANO FERRANTINI, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GINO STRUFFALDI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, MAJOR PÍCOLI, JORGE LUIZ DA COSTA, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH. É nos apresentada IVANIR BÔSCOLO (Distrital  PINHEIROS) e também representantes da Distrital de SÃO MIGUEL PAULISTA (por sinal pertencentes também ao núcleo da Sociedade naquela região). Mais tarde chega JOSÉ D´AMICO, trazendo um vídeo de seis minutos da inauguração da placa alusiva ao Jubileu de Diamante do Movimento Constitucionalista, aposta na Câmara Municipal, e também do encerramento da COPA FPF “HERÓIS DE 32”, que será apresentado aos presentes no encerramento da reunião.
No início, sou surpreendido pela menção que GIANNOCCARO faz à minha pessoa pelo recebimento do título de “membro honorário da Aeronáutica”. Ele tomou conhecimento através do jornal SEMANÁRIO DA ZONA NORTE, que publicou uma página inteira sobre a solenidade de 28 de março, no IV COMAR.
A reunião de hoje foi quase toda ela dedicada à gravíssima situação que o BRASIL está passando, com relação a “nação indígena” que está se criando em RORAIMA, no local denominado RAPOSA DO SOL. Sobre esse assunto citado pelo nosso coordenador, falam VALDIR, CORONEL PAULO, BIZARRO, OG POZZOLI, NAPOLEÃO DE ABREU e outras pessoas.
FRANCES lembrou que hoje é o DIA NACIONAL DO JORNALISMO e declama uma poesia de sua autoria sobre a data. Fala-se do 9 DE JULHO e eu lembro que antes deverá acontecer o DIA DA JUVENTUDE, em maio. Lembro que na quarta-feira, dia 9, será apresentada dona DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, a primeira mulher escolhida para assumir o Comando do Exército Constitucionalista, ao MMDC. Convido as pessoas presentes para comparecerem a essa apresentação.
CÉLIA MARCONDES discute a problemática do processo sobre o TÚNEL 9 DE JULHO e quer convidar todos os desembargadores para a solenidade do DIA DA JUVENTUDE, no IBIRAPUERA.
JOSÉ D´AMICO tece comentários sobre o vídeo que é apresentado no final de nossa reunião.
Acompanho o GINO até a estação metrô SÃO BENTO, onde ele embarca com destino à sua residência. Retorno também ao meu lar.    

ATA DA 17ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 07 DE ABRIL DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 9º ANDAR DA ACSP (PLENÁRIA).
Secretário: Viviano Ferrantini, conselheiro da ACSP.
1.Lista de presença anexa.
2. Trabalhos coordenados pelo conselheiro Francisco Giannoccaro.
3. Exame e votação da ata da 16ª Reunião Aprovada, com a correção da indicação da data do item 12, sendo o dia 7 de abril de 1831 o dia da abdicação de D. Pedro I ao trono do Brasil. O Dia do Fico é comemorado em 9 de janeiro de 1822.
4. Expediente e Comunicações - a) O coordenador Francisco Giannoccaro apresentou Ivani Boscolo, representante da Distrital Pinheiros e Tizuko Mikan e Yoshishigue Mikan, representantes da Distrital São Miguel; b) Lauro Ribeiro Escobar comunicou a promoção do oficial PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda ao posto de Coronel, por merecimento; c) Lidos ofícios encaminhados ao Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Angelo Andrea Matarazzo, pelo restauro do mastro da Praça das Bandeiras; ao Subprefeito de Santana / Tucuruvi, Marcelo Bruni pela sua investidura em Santana, ofício respondido com agradecimentos pelo mesmo; ao Superintendente de Comunicação do “Diário do Comércio”, Moisés Rabinovici pela matéria publicada sobre a Comissão Cívica e Cultural; ao Bispo D. Joaquim Justino Carreira pela outorga do título de Cidadão Paulistano; d) Paulo Tenório comentou e agradeceu em nome da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a presença plena da Comissão Cívica e Cultural na festa em homenagem aos 200 anos da chegada do Príncipe D. João ao Brasil, cerimônia realizada em 26 de março, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP; o coordenador Francisco Giannoccaro solicitou constarem em ata os cumprimentos à presidente do Instituto, Dra, Nelly Candeias pelo brilhantismo da festa; e) Homenageado o Cel. Ventura pelo título recebido em 28 de março do IV Comar, como membro honorário da FAB; f) Aniversários do mês: 11 de abril – Dra. Nelly Candeias; 29 de abril – Antonio A. Bizarro.
5. Atividades da Comissão Cívica e Cultural – O coordenador Francisco Giannoccaro relatou reunião tida com o Presidente Alencar Burti, em que mostrou as atividades da Comissão nos setores de datas e acontecimentos cívicos e culturais. O Presidente elogiou e endossou o trabalho efetuado, apoiando-o e procurando colaborar materialmente e financeiramente, dentro das limitações existentes em nossa Associação; solicitou o preparo de orçamento anual para este fim. O coordenador formou grupo de trabalho que atuará neste item, com indicações de Valdir Abdallah, Eloy Gonçalves de Oliveira e Viviano Ferrantini. Tratou-se, também, de propor ao Comandante do Exército da região Sudeste para que o desfile de 7 de Setembro seja realizado na avenida D. Pedro I, defronte ao Monumento da Independência, contatos serão feitos inclusive através do Gal. Oliva. Oportunamente, será preparada visita guiada aos membros da Comissão Cívica e Cultural àquele monumento. Quanto ao Colar “Carlos de Souza Nazareth” solicitou que o Conselho do Colar encaminhe nomes de personalidades a serem agraciadas; em cerimônia particular, serão também contemplados os membros do Conselho.
6. Dia do Jornalismo Francês lembrou a data de 7 de abril em que se comemora esta atividade; ofício será enviado à Associação Paulista de Imprensa a respeito; declamou o poema “Ser Jornalista”, de sua autoria.
7. Reserva indígena “Raposa Serra do Sol” O coordenador Francisco Giannoccaro levantou a questão surgida com a desocupação em Roraima da área conhecida como “Raposa Serra do Sol”, tendo comentado discurso transmitido pela TV Senado do senador Mozarildo Cavalcanti, em que este critica a criação da referida reserva, ocupando 45% do território daquele estado, junto a uma extensa faixa de fronteira que faz divisa com a Venezuela e Guiana; é inadmissível a constituição de um “Estado Socialista Yanomami Independente” como pretendem certos grupos de ONG’s nacionais e estrangeiras. Sugere convidar o Senador para palestra em plenário da ACSP, no que teve apoio de todos os membros da Comissão. Maria Cecília Naclério Homem leu artigos diversos publicados, na imprensa e carta, de Vicente Muniz Barreto, dirigida ao Grão Mestre da Maçonaria abordando com detalhes a situação em Roraima, para onde a Polícia Federal já foi deslocada, e o Exército Nacional posto de lado. Valdir Abdallah manifestou seu espanto para a política dúbia do atual governo que expulsa brasileiros produtores de regiões agrícolas, e por outro lado fecha os olhos para invasões do MST e movimentos congêneres. Paulo Tenório cita a Constituição de 1988 como geradora deste movimento indígena, fomentado no governo FHC e consumido no atual governo; preocupa-se com a marginalização do Exército nesta região, na qual operou sempre e conhece profundamente integrando a comunidade local; destaca a região da fronteira com a Colômbia, Venezuela e Guiana e a proximidade de grupos revolucionários destes países; a oficialidade na reserva debate atualmente em seus clubes a situação crítica. Antonio Augusto Bizarro relatou experiência pessoal no trato com as populações indígenas e o Exército, e a intrusão de missionários estrangeiros em vastas áreas da Amazônia, que são a porta de entrada dos interesses de grandes empresas estrangeiras. Og Pozzoli lembra a abdicação em 7 de abril de D. Pedro, imperador que ao deixar o Brasil, deixou uma nação íntegra e consolidada, ampliada apesar do Tratado de Tordesilhas que limitava a soberania portuguesa, aplicando o estatuto do “utis possidentis”; criticou os exageros do novo racismo que se estabelece no Brasil, prejudicando a formação de uma Nação plenamente miscigenada. Guilherme Napoleão de Abreu citou a amálgama racial criada no Brasil, da qual ele seria um exemplo, como descendente do cacique Tibiriçá. Gino Struffaldi crê na vantagem de uma abordagem destes problemas originados da Constituição “Cidadã” de 1988. A Comissão Cívica e Cultural sugeriu, convidar o ex-Governador Cláudio Lembro para palestra sobre tópicos da Carta Magna.
8. Comemorações do 9 de Julho– Mario Ventura informou que pela primeira vez será nomeada uma comandante do Exército Constitucionalista, D. Dirce Ruth Pacheco e Silva, representando as 70.000 mulheres que se dedicaram à causa constitucionalista em 1932. Também está em preparo o documentário “Juventude de 1932”. Milton Fernandes projetou partes do projeto Khronopédia que aborda a data. José D’Amico apresentou reportagem visiva sobre a cerimônia de descerramento da placa comemorativa do Jubileu de Diamante de 1932, na Câmara Municipal, e da oferta de plaquetas à várias personalidades.

Exames do Instituto de Criminalística de São Paulo praticamente afastaram a hipótese de que exista sangue no FORD KA do consultor jurídico ALEXANDRE CARLOS NARDONI, de 29 anos. Os resultados dos primeiros exames ficaram prontos hoje à noite. Às 20:08 horas, ainda faltavam algumas provas para serem examinadas, mas os peritos consideravam improvável que o teste desse positivo para sangue.
O diretor técnico do Instituto Médico-Legal, HEDEAKI KAWATA, afirmou que ISABELLA morreu em decorrência da queda. Para ele, os sinais encontrados no pulmão e no coração da menina podem sinalizar uma parada cardiorrespiratória, e não o resultado de uma tentativa de asfixia ou esganadura. Os legistas do IML, no entanto, não descartam que a morte de ISABELLA tenha sido motivada por asfixia.
A Subprefeitura do IPIRANGA demoliu hoje cerca de 70 barracos na Favela HELIÓPOLIS, na zona sul da capital. As construções foram erguidas ao lado dos muros do Hospital HELIÓPOLIS, ocupando as calçadas. A operação, que teve participação da PM e da subprefeitura começou por volta das 5:30 horas. “Trata-se de uma retomada do espaço público”, disse o subprefeito ALEXANDRE ANIZ. Segundo ele, há na região cerca de 130 construções irregulares, das quais 70 são comerciais.

A analista de sistemas CHANG TZU WEI, de 46 anos, morreu ontem à tarde quando praticava rapel na PEDRA ANA CHATA, na cidade de SÃO BENTO DO SAPUCAÍ, a 185 km da capital. Por volta das 14:30 horas, a corda arrebentou e a mulher caiu de uma altura de 80 metros. O resgate levou cerca de quatro horas. Como o local onde CHANG se acidentou é de difícil acesso e possível de chegar somente a pé, os bombeiros precisaram pedir ajuda a alpinistas da região.

MARCELO DE SOUSA, de 9 anos, filho do desenhista MAURÍCIO DE SOUSA, teve uma arma apontada para sua cabeça e foi ameaçado de morte um dia antes de ser libertado pela polícia do cativeiro em SÃO SEBASTIÃO, 214 km de SÃO PAULO, no Litoral Norte. Segundo relato da mãe à polícia, este foi o momento mais tenso do seqüestro que durou 18 dias e terminou ontem à noite.
O menino foi seqüestrado, no dia 19 de março, junto com a mãe, MARINALVA PEREIRA DOS SANTOS, 38 anos, e o meio irmão VÍTOR HUGO, de  2 anos. Eles foram capturados dentro da chácara onde a família mora, no bairro TORRÃO DE OURO, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, a 91 km da capital. Os três ficaram em quatro cativeiros. A prisão de dois integrantes da quadrilha, em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, na noite de ontem, ajudou a polícia a resgatar as vítimas.

Liquidação geral. Preços pelo menos 50% mais baixos que os da loja. Parece uma promoção de fim de ano, mas não é. É o bazar beneficente montado no JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, que põe à venda, a partir de amanhã, parte do acervo milionário que pertenceu ao megatraficante colombiano JUAN CARLOS RAMIREZ ABADÍA. Para acomodar a mercadoria apreendida na “OPERAÇÃO FARRAPOS” da Polícia Federal foram necessárias 19 salas do JOCKEY CLUB. Os ambientes foram divididos por departamentos. Somente na área de televisores são 25 itens. A maioria com telas superiores a 40 polegadas e de plasma. Em outra seção estão 70 bolsas, 260 sapatos femininos, 58 óculos escuros, todos de marcas famosas e caras. Até a parte de artigos de banheiro surpreende, com mais de 20 luxuosas lixeiras. A seção de lençóis também é variada. A maioria dos tecidos é egípcia ou francesa.   

Em meio aos esforços para resgatar a ex-senadora INGRID BETANCOURT, há seis anos no poder das FARC, começam a surgir dúvidas sobre seu verdadeiro estado de saúde. O chanceler francês, BERNARD KOUCHNER, disse hoje que o estado da refém pode não ser tão crítico quanto aos rumores que circularam nos últimos dias. E a mãe da ex-senadora levantou a possibilidade de ela estar com amebíase.

O candidato republicano JOHN McCAIN acusou hoje os democratas de fazerem promessas impossíveis de serem cumpridas sobre o IRAQUE. Em discurso para veteranos de guerra em KANSAS, ele disse que uma retirada apressada seria contra os interesses do país. “Isso é o cúmulo da irresponsabilidade”, disse McCAIN. “É um fracasso de liderança apoiar abertamente o fim da ocupação no IRAQUE”.
Depois de algum tempo longe da campanha presidencial americana, a guerra no IRAQUE volta esta semana a ser protagonista da disputa entre McCAIN e os democratas BARACK OBAMA e HILLARY CLINTON. Os três participarão dos depoimentos do GENERAL DAVID PETRAEUS, comandante dos EUA no IRAQUE, marcados para os dias 7 e 8 de abril, no Congresso.
O general deverá apresentar um balanço dos cinco anos de conflito e recomendar uma estabilização do contingente americano a partir da metade do ano, quando os EUA terão cerca de 156 mil homens no IRAQUE e no AFEGANISTÃO.

O símbolo internacional do esporte e do espírito olímpico viveu hoje, em PARIS, quatro horas de contestação e vergonha. Durante o desfile da tocha pela capital francesa, dezenas de protestos e confrontos, alguns violentos, entre manifestantes pró-TIBETE e a polícia levaram os organizadores a fugir do público, alterar trajetos e, na mais emblemática atitude, extinguir o fogo e esconder a tocha em um ônibus. Em um veículo que seguia o cortejo, jovens presos pressionavam contra os vidros as palmas das mãos. Nelas se lia uma palavra: liberdade.  

2 009       :       -      TERÇA-FEIRA
Nosso amigo JOSÉ D´AMICO é um incansável batalhador de ideais. Há meses, ele vem tentando chegar à Imprensa Oficial do Estado na tentativa de conseguir a reedição da “bíblia” do Movimento Constitucionalista – CRUZES PAULISTAS. Ontem contactou com o poeta PAULO BOMFIM e comigo no sentido de irmos até a esse órgão do governo, para uma audiência com HUBERT ALQUÉRES. Marca o encontro no MMDC às 10:30 horas.
No horário combinado estou na Sociedade. PAULO BOMFIM chega logo em seguida. JOSÉ D´AMICO vem num carro do Tribunal de Justiça Eleitoral, dirigido por CRISTIANO.
A gerente de produtos editoriais e institucionais da Imprensa Oficial, VERA LÚCIA WEY, atende-nos e demonstra grande interesse na republicação do livro “CRUZES PAULISTAS”, que ela folheia com atenção. PAULO BOMFIM, que gosta de chamar esse livro de “bíblia da revolução constitucionalista de 1932”, explica o valor inestimável da reedição, principalmente por estarmos no Jubileu de Diamante da Constituição de 1934, a vitória da Epopéia de 32. Com a chegada de HUBERT ALQUÉRES, vamos ter a palavra oficial dele e da tentativa de elaborar esse enorme trabalho para o mês de julho. Nosso contentamento é imenso. PAULO BOMFIM demonstra emoção quando ALQUÉRES dá sua palavra da intenção nossa.       
PAULO BOMFIM quer proporcionar um almoço para as pessoas empenhadas nesse trabalho no lançamento da nova edição do “CRUZES PAULISTAS”. Planejamos a divulgação, tão logo tenhamos o “sinal verde” da Imprensa Oficial do Estado.
Retornando à Sociedade, comunico, via fone, ao presidente GINO o sucesso de nossa ida à Imprensa Oficial. Lá, através de dona ELIANA BUCCI, também tomei conhecimento que o Diário Oficial de amanhã publicará o Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral marcada para 30 de abril.
GINO quer que falemos com o doutor GIOVANNI SPIRANDELLI DA COSTA, que demonstrou interesse ao Professor ADILSON CÉSAR de trabalhar em prol do Ideal do Movimento Constitucionalista de 1932, em RIBEIRÃO PRETO.
CORONEL MENDES passa pelo MMDC e toma conhecimento de mais uma vitória da Sociedade, naturalmente com as inestimáveis ajudas do poeta PAULO BOMFIM e do JOSÉ D´AMICO.
Também passa pela Sociedade o TENENTE-CORONEL PM CODELO. Deixa conosco um DVD com as fotos da instalação do núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”.
Via fone converso com o MAJOR PM WLAUDER a respeito da reforma da Sociedade e a idéia de outorga da Medalha MMDC, em 23 de maio, para a arquiteta que cuida dessa reforma. Também falei com o CORONEL PM MENDES quanto a outorga da medalha para o próprio MAJOR PM WLAUDER.
Subiu para 235 o número de mortos pelo terremoto que atingiu a região de Abruzzo, no centro da Itália, de acordo com um novo balanço divulgado pelo Centro de Coordenação de Assistência às vítimas, nesta terça-feira. As informações são da Ansa. Os corpos encontrados entre os escombros estão no necrotério habilitado na escola da Guarda de Finanças de L'Aquila. As equipes de resgate ainda trabalham para encontrar sobreviventes nos escombros das construções que desabaram. Os sobreviventes e as equipes de resgate trabalham sob o temor de novos abalos sísmicos, que podem dificultar ainda mais os trabalhos e causar novas vítimas. Um novo tremor foi registrado por volta das 23h30 locais (18h30 de Brasília) na mesma região. O tremor, de 3,8 graus na escala Richter, foi sentido pelos habitantes da cidade de L'Aquila, que estavam nas ruas, e os edifícios que não foram destruídos tremeram. Uma réplica foi sentida pouco depois, de forma mais amena. O tremor de segunda-feira, de 5,8 graus na escala Richter, abalou o centro da Itália às 3h32 locais (22h32 em Brasília), destruindo grande parte de 26 localidades da região. A cidade de L'Aquila, capital de Abruzzo e epicentro do abalo sísmico, foi a mais afetada. Pela manhã, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, voltou à região e visitou as áreas atingidas. Ontem à tarde, o premier havia sobrevoado o local antes de se reunir com as autoridades regionais. Cerca de 25 mil pessoas continuam desabrigadas. Parte delas passam esta noite em abrigos ou nas novas tendas disponibilizadas pelo governo, com capacidade para 14,5 mil pessoas. Outra parte deve dormir em seus carros ou nas ruas. Dez mil casas ou prédios foram destruídos ou afetados – entre eles um castelo do século XV e patrimônios históricos como a Igreja SANTA MARIA PAGANICA. As primeiras estimativas do Ministério do Interior indicam um prejuízo de 1,3 bilhão de euros. 
Meu colega de turma manda uma mensagem desagradável:
Faleceu, hoje à tarde, a Léa, esposa do nosso colega Luiz Antonio. O velório está sendo realizado em Ribeirão Preto, onde o sepultamento ocorrerá amanhã às 10,00 hs.
Américo.

7abril2009reserva Ten Cel PM JOSÉ MARCELINO TEODORO NETO.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis  Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.065/08, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 781764-9 José Marcelino Teodoro Neto - Correg PM, (TLTS e FRCTS DP-318/09 - Pr. 6.352/09).
JOSÉ MARCELINO TEODORO NETO nasceu no dia 13 de julho de 1958. Entrou para a PMESP em 6 de junho de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 15 de agosto de 1986; CAPITÃO – 25 de agosto de 1992; MAJOR – 15 de dezembro de 2003; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2008.

Após dez anos sem vir ao País, o grupo americano de hard rock KISS foi recebido de forma apoteótica por cerca de 37 mil pessoas nesta noite na ARENA ANHEMBI, em SÃO PAULO. Às 21:35 horas, a cortina preta levantou e o homem da língua de 17 centímetros, o baixista GENE SIMMONS, mandou um gutural “boa noite, SÃO PAULO” e abriu suas asas de morcego de couro sobre a zona norte, ao som da primeira música da noite, DEUCE.

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprova projeto de lei que bane o fumo em lugares fechados ou parcialmente fechados, públicos e privados, em todo o Estado. Será permitido fumar apenas em vias públicas, charutarias, cultos religiosos e residências. Pela proposta, até mesmo os fumódromos serão extintos. O texto segue para o governador JOSÉ SERRA, autor da proposta, que tem dez dias para sancioná-lo. Aprovada, a medida passa a valer após 90 dias. Os infratores não serão diretamente punidos, mas os recintos podem ser interditados. O Estado vai realizar campanhas educativas e oferecer tratamento para quem quiser deixar o vício. 

Um PM de FRANCA foi preso quando tentava arrombar um caixa eletrônico em CRISTAIS PAULISTAS. Também foi presa a mulher do policial. Com o PM e sua mulher foram apreendidos pés de cabra e chaves usadas no arrombamento do caixa. Outro homem preso estava esperando em um carro. O PM já respondia um processo administrativo. Estava afastado do policiamento de rua e exercia funções internas.

Quatro PMs foram presos na madrugada em SUMARÉ, no interior, suspeitos de tráfico de drogas. Os quatro já eram investigados pela Polícia Civil, suspeitos de participação no roubo de caixas eletrônicos. Na casa onde moram foram encontrados pedras de crack, cocaína e equipamentos usados para cortar metal, além de uma arma que não é de uso da polícia. Os quatro foram levados para o Presídio Militar “ROMÃO GOMES”.

A Justiça do PARÁ anulou hoje o segundo julgamento do fazendeiro VITALMIRO BASTOS DE MOURA, o BIDA, acusado de ser o mandante da morte da missionária DOROTHY STANG, em fevereiro de 2005, e também decretou a sua prisão. O Tribunal de Justiça determinou ainda que seja realizado um novo julgamento do pistoleiro RAYFRAN DAS NEVES SALES, o FOGOIÓ, acusado de matar a freira com seis tiros. O novo júri dos dois acusados deve acontecer no segundo semestre. Essa é a segunda reviravolta do caso. Em 2007, ele foi condenado a 30 anos de prisão, mas foi solto ao ser beneficiado pela lei que proibia penas acima de 20 anos. Em 2008, no segundo julgamento, VITALMIRO conseguiu absolvição.

Em visita surpresa a BAGDÁ, o presidente dos EUA, BARACK OBAMA, afirmou que chegou a hora de “os iraquianos assumirem a responsabalidade por seu país”. Diante de uma platéia de 600 soldados americanos em BAGDÁ, OBAMA elogiou a ação dos militares, mas lembrou que os EUA não ficarão para sempre no país. BAGDÁ foi a última escala de sua viagem de oito dias ao exterior. A capital iraquiana, entretanto, não estava no itinerário oficial do presidente.

A Suprema Corte do PERU condenou hoje o ex-presidente ALBERTO FUJIMORI (1990-2000) a 25 anos de prisão por violações de direitos humanos. Após 16 meses de julgamento, o ex-presidente foi considerado o autor intelectual de 25 homicídios qualificados, lesões graves a quatro pessoas e dois seqüestros realizados por grupos de extermínio. FUJIMORI é o primeiro ex-presidente constitucional do mundo a ser condenado por violações dos direitos humanos em seu país. FUJIMORI tomou notas durante as três horas da leitura da deliberação. “Interponho recurso de anulação”, afirmou após ouvir a decisão do tribunal. Em seguida, virou-se para trás, sorriu e acenou para a platéia na corte. Estima-se que o processo de apelação leve quatro meses.  

2 010      :      -       QUARTA-FEIRA
Finalmente nesta manhã conseguimos encerrar o capítulo do cadastramento do SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR no Centro de Processamento de Dados da PMESP. Faltava o código de avaliação e isso somente foi obtido depois que o JOÃO telefonou para aquele órgão.
Passo a manhã toda no computador e saio de casa por volta das 11:30 horas. A demora na Marginal Tietê tornou-se rotina. As obras em vários lugares da via ainda continuam. Alguns trechos o tráfego está muito bom, mas há gargalos que estragam tudo isso, por enquanto.
Com um tempo ruim, desanimado, permaneço na Sociedade durante pouco tempo. Apenas sou chamado para almoçar pelo VICTÓRIO quando são quase 14 horas. Comentamos muito os estragos que os temporais estão fazendo no RIO DE JANEIRO. O número de mortos ultrapassa a casa dos 100. Novo deslizamento de terra em NITERÓI. O balanço oficial nesta tarde é de pelo menos 50 desaparecidos na cidade. Os corpos de duas mulheres mortas haviam sido encontrados e um sobrevivente foi encaminhado ao Hospital Universitário ANTÔNIO PEDRO.
LUCINDA comparece nesta tarde à clínica do doutor LEONARDO HISSAO HIROSE. Leva-lhe o exame ECODOPPLER a que foi submetida recentemente. O médico não vê necessidade de cirurgia e receita-lhe apenas remédios para melhorar a circulação do sangue e para as dores que ela sente nos períodos de alta temperatura do tempo.  

Manchete do “ESTADO DE SÃO PAULO”: TEMPORAL RECORDE EM 44 ANOS MATA 103 E RIO ENTRA EM COLAPSO. Maioria dos mortos foi vítima de deslizamentos de terra, causados por 15 horas de chuva intensa. Impotentes, autoridades do Estado pedem que população não saia de casa; LULA faz apelo a DEUS.

Pela Internet recebo a seguinte notícia: Na noite desta quarta, um novo deslizamento de terra em Niterói atingiu o Morro do Bumba, no Visçoso Jardim, bairro conhecido como "mar do morros". Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, entre 20 e 45 casas teriam sido atingidas pelo deslizamento e aproximadamente 50 pessoas teriam sido soterradas. De acordo com o coronel Alves de Souza, dois corpos já foram encontrados no local. O Rio continua em estado de atenção. Em Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara, choveu forte no final da tarde, tornando ainda mais dramático o resgate das vítimas. O prefeito Jorge Roberto da Silveira calcula que precisará de R$ 15 milhões para assentar 320 famílias que vivem em área de risco e 2.600 pessoas que estão desabrigadas por causa da chuva, além de recuperar os acessos da cidade, afetados por quedas de barreira. Em vários pontos da cidade, como Morro do Beltrão, havia pessoas desaparecidas há mais de 40 horas. Desesperados, moradores procuravam os parentes com pás e enxadas. De acordo com Jorge Roberto da Silveira, 300 homens do Corpo de Bombeiros, além de funcionários da Defesa Civil, trabalharam no resgate aos corpos. "São mais de 30 pontos de deslizamento na cidade. É a pior tragédia que atinge Niterói desde o incêndio de um circo (em 1961, que matou centenas de pessoas). Estamos fazendo um esforço brutal para recuperar a cidade", disse Silveira. Nesta quarta, as seis primeiras vítimas da tragédia foram enterradas no Cemitério do Maruí, na zona norte da cidade. Na capital, os cariocas tentaram retomar a rotina já que a chuva deu uma trégua durante o dia. Mas foi uma tarefa difícil. Algumas vias importantes da cidade continuavam obstruídas, como a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que só deve ser reaberta em um mês, e a Avenida Niemeyer, que liga São Conrado ao Leblon. A única ligação da Barra com a zona sul era feita pela autoestrada Lagoa-Barra. A queda de uma barreira causou a interdição da Rodovia Rio-Santos (BR-101-Sul), em Mangaratiba, na altura do Km 450, durante toda a manhã. Mas, por volta do meio-dia, o tráfego foi liberado em meia pista.

A diretora de Comunicação Social da Executiva do MMDC manda-me a seguinte mensagem:
Olá, Cel. Ventura!
Como está?
Peço mil desculpas por não comparecer ontem na Câmara, mas estou desde sábado com a coluna meio travada e a chuva não facilitou muito....mas amanhã pretendo dar uma passadinha na Sociedade na parte da tarde para conversarmos.
Também aproveito para lhe enviar a fotografia do Alvarenga. Esta não tem na internet. Fica para nossos registros e também colocarei no Folder.
Estive hoje com uma pessoa do IPT, que quer fazer parceria conosco, e também comentou sobre uma Lei Estadual de Incentivo para conseguirmos verba.
Amanhã conversamos mais.
Abraços!
Camila
De: Camila Giudice
Data: 7 de abril de 2010 21:17
Assunto: Re: FOTO ALVARENGA
Para: Esther Alvarenga
Cc: Leandro alvarenga
Olá, Esther e Leandro!
Como estão?
Muitíssimo obrigada!!!! Vou usá-la para o folder do dia da Juventude. Desde já estão convidados para o Evento, só confirmarei a data e local com o Cel. Ventura e lhes transmitirei.
Ficamos a disposição.
Abraços!
Camila Giudice
9463-0489
Em 7 de abril de 2010 20:36, Esther Alvarenga escreveu:
Segue em anexo a foto de Orlando de Oliveira Alvarenga.
Atenciosamente,
Esther Alvarenga

Em 7 de abril de 2010 23:03, Newton Ferreira escreveu:
Caro Senhor Coronel Ventura!
Gostaria de primeiramente pedir desculpas pelo atraso (devido problemas técnicos em meu computador). Faço parte de um grupo de estudo do UNIFIEO o qual conversou com o senhor a respeito de documentos de soldados sobreviventes de 1932. Gostaria de saber se é possível o Senhor nos encaminhar os depoimentos por e-mail para que o grupo possa realizar o estudo.
Grato: Newton Felipe Ferreira

Corpo Musical da PM completa 153 anos: - Formado por policiais militares que, além de trabalharem no serviço operacional, também se dedicam à música, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo completou 153 anos no dia 07 de abril, preservando as tradições da música regimental brasileira. O evento contou com a presença de cerca de 400 pessoas. O Subcomandante Cel PM Danilo Antão Fernandes e sua família foram homenageados na data. A Banda Sinfônica da Polícia Militar surgiu por meio da família Antão, mais precisamente pelo Maj PM Joaquim Antão Fernandes, em meados de 1894. Na cerimônia houve a entrega de medalhas Valor Militar e Láureas do Mérito Pessoal, além da primeira apresentação da Banda de Veteranos, entre outros momentos. O Corpo Musical é hoje Comandado pelo Maj PM Renato Maximiano da Silva, realiza concertos, apresentações e projetos sociais com foco no bem-estar das pessoas. Às sextas-feiras, a Jazz Band da PM faz apresentações ao ar livre, em frente ao Quartel do Comando Geral, um momento denominado de "Retreta", do francês, “Retirada”, fazendo referência a um evento musical da Revolução Francesa que servia para elevar a moral da tropa ou simplesmente marcar com hinos e canções a retirada das tropas francesas, após uma ação de guerra. Os policiais militares músicos também se apresentam em eventos diversos, assim como outros tipicamente militares, entoando hinos e canções, valores que ajudam a perpetuar a PMESP.
Retreta: às sextas-feiras, na Praça Fernando Prestes, nº 115, Bom Retiro, Capital/SP, das 12h30 às 13h30.


Em solenidade realizada nesta manhã, quarta-feira, aconteceu a passagem de cargo da Subdiretoria de Abastecimento (SDAb) da Força Aérea Brasileira. O novo diretor é o BRIGADEIRO Int EURICO JORGE DE LIMA, em substituição ao BRIGADEIRO Int WILSON NUNES VIEIRA, que ficou no cargo por um ano e juntamente com sua equipe de trabalho alcançou grandes realizações. Participaram da solenidade várias autoridades, dentre elas o TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR da reserva WÁLTER WÉRNER BRAUER, ex-ministro da Aeronáutica; TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR CARLOS ALBERTO PIRES ROLLA, comandante e diretor de estudos da Escola Superior de Guerra; TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR da reserva JOÃO ALBERTO CORREA NEVES; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR RONALDO SALAMONE NUNES, vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO PERTUSI, comandante do Quarto Comando Aéreo Regional; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PEDRO NORIVAL DE ARAUJO, diretor de Intendência da Aeronáutica; GENERAL-DE-DIVISÃO CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ; GENERAL-DE-BRIGADA MANOEL LOPES DE LIMA NETO; VICE-ALMIRANTE ARNALDO DE MESQUITA BITTENCOURT FILHO, Comandante do 8º Distrito Naval.

SÃO PAULO e GRÊMIO PRUDENTE não desperdiçaram a vantagem que tinham antes do início da última rodada da fase de classificação e confirmaram a vaga na semifinal do Campeonato Paulista ao lado de SANTOS e SANTO ANDRÉ, já classificados. O CORINTHIANS fez sua parte goleando o RIO CLARO no PACAEMBU por 5 a 1, mas acabou eliminado, já que os dois times que estavam à sua frente venceram (GRÊMIO PRUDENTE fez 1 a 0 sobre o SÃO CAETANO e SÃO PAULO derrotou o SANTO ANDRÉ por 3 a 1). Os resultados rebaixaram o RIO CLARO ao lado de RIO BRANCO, SERTÃOZINHO e MONTE AZUL, curiosamente todos caçulas na divisão de elite. Na luta para não cair, o PAULISTA venceu o PALMEIRAS, em JUNDIAÍ, por 3 a 1, e se livrou, assim como o ITUANO, que bateu a PORTUGUESA por 3 a 1, de virada.

Campeã em 18 torneios de GRAND SLAM, com mais de 1,4 mil vitórias, em 22 anos de carreira, que lhe valeram mais de 20 milhões de dólares em prêmios, a tenista checa naturalizada MARTINA NAVRATILOVA se prepara para enfrentar seu maior adversário. Aos 53 anos, uma das maiores tenistas da história anunciou que sofre de câncer na mama. “Eu chorei. Foi um verdadeiro golpe. Foi o meu 11 de setembro.” NAVRATILOVA foi submetida a uma lumpectomia (cirurgia que remove somente a parte da mama afetada) e dará início ao tratamento de seis semanas de radioterapia no próximo mês. Segundo os médicos, o diagnóstico foi feito no começo da doença, o que deve colaborar muito para a cura. NAVRATILOVA disse que gostaria de ter mantido o caso em sigilo, mas resolveu torná-lo público para tentar ajudar outras mulheres na mesma situação. Amanhã está prevista uma entrevista dela em um site de uma empresa norte-americana, que cuida dos direitos das pessoas acima de 50 anos de idade. Apesar da doença, NAVRATILOVA mantém seu projeto de trabalhar como comentarista de um canal dos EUA durante a disputa de ROLAND GARROS, com início previsto para 23 de maio.
Ela encerrou a carreira em 2006, quando venceu o torneio de duplas mistas do ABERTO DOS EUA, com o compatriota BOB BRYAN. Atualmente, participava de jogos de exibição e torneios de veteranos.   

O ministro MARCO AURÉLIO foi eleito hoje para o cargo de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral, Na vaga de CARLOS AYRES BRITO, que vai assumir a vice-presidência do Superior Tribunal Federal ainda este mês. O TSE ganhou, ontem, dois novos ministros, ALDIR PASSARINHO JÚNIOR e HAMILTON CARVALHIDO, do STJ, foram eleitos para substituir FERNANDO GONÇALVES e FELIX FISHER.

A visita da pré-candidata petista à Presidência, DILMA ROUSSEFF, ao túmulo do ex-presidente TANCREDO NEVES, na tarde de terça-feira, dia 6, provocou um levante no PSDB mineiro mais próximo do ex-governador AECIO NEVES e foi classificada de “eleitoreira”. Furiosa com a “cara de pau” da petista em promover “um ato de campanha travestido de homenagem” no cemitério de SÃO JOÃO DEL REI, a cúpula nacional do partido mobilizou a direção do DEM e do PPS para divulgar nota conjunta de protesto.

A polêmica hidrelétrica de BELO MONTE sofreu hoje novo revés. Numa decisão surpreendente, o consórcio ODEBRECHT – CAMARGO CORREIA anunciou que está fora da disputa pela terceira maior usina do mundo. Do PARÁ, veio outra notícia negativa: o Ministério Público Federal no Estado vai entrar hoje com uma ação civil pública na Justiça Federal de ALTAMIRA, pedindo a anulação da licença prévia da obra. Apesar das más notícias, o governo garante que o leilão será realizado no dia 20.

Após reagir a um assalto na frente de casa, a contadora SÍLVIA HELENA DE MORAES, de 51 anos, ainda desafiou o ladrão que já tinha ameaçado atirar, caso ela não entrasse em seu carro com ele. O criminoso deu um tiro na cabeça da mulher e fugiu correndo, sem levar nada. A bala entrou pela testa e saiu na parte superior da cabeça de SÍLVIA. Mesmo ferida, a contadora estacionou o carro na garagem, entrou na residência para enrolar a cabeça com uma toalha e em seguida pediu para parentes ligarem para a Polícia Militar.
O caso inusitado aconteceu na Rua PADRE JOÃO BEIL, no JARDIM SANTO ELIAS, região de SÃO DOMINGOS, zona norte da cidade, ontem à noite.

Um caminhão guindaste tombou dentro do canteiro de obras da LINHA 4 – AMARELA, do Metrô, onde funcionará a futura estação MORUMBI. O peso do guindaste levantou o caminhão, que ficou na posição vertical. Após derrubar parte do muro da obra, a ponta do guindaste caiu sobre a calçada da Avenida PROFESSOR FRANCISCO MORATO. O operador do guindaste teve que quebrar o vidro para sair da cabine, mas não se feriu.  

O primeiro avião movido a energia solar conhecido como SOLAR IMPULSE, decolou hoje para um vôo inaugural, no oeste da SUÍÇA. O protótipo tem asas do tamanho de um JUMBO, mas pesa menos do que um carro. O objetivo dos pesquisadores é que esse tipo de avião consiga dar a volta ao mundo. O vôo pode ocorrer mesmo durante a noite, pois ele é coberto por 12 mil células fotovoltaicas que alimentam de energia os quatro motores elétricos e permitem recarregar as baterias de lítio de 400 quilos. O vôo foi o primeiro, após sete anos de desenvolvimento do projeto, liderado por BERTRAND PICCARD e ANDRÉ BORSCHBERG.
Hoje, o avião foi obrigado a usar um quilômetro de pista para decolar, mas depois voou durante duas horas. Ele subiu lentamente, até alcançar mil metros de altitude. Em 2012, o avião fará a primeira viagem transatlântica antes de se arriscar na volta ao mundo.

Um dia depois do anúncio das novas diretrizes nucleares dos EUA, BARACK OBAMA viajou hoje para PRAGA onde deve assinar amanhã com seu colega russo DMITRI MEDVEDEV uma terceira versão do programa START – o acordo de desarmamento mais ambicioso desde a 2ª Guerra adotado pelos EUA e a então UNIÃO SOVIÉTICA há 19 anos.

Após uma onda de violentos protestos, movimentos de oposição afirmaram hoje ter derrubado o governo no QUIRGUISTÃO, ex-república soviética e aliado estratégico da OTAN na região. O presidente KURMANBEK BAKIYEV abandonou a capital, BISHKEK, enquanto manifestantes tomavam prédios públicos, entre eles o do serviço secreto e uma TV estatal.
O Ministério da Saúde informou que pelo menos 65 pessoas morreram e 400 ficaram feridas. ROZA OTUNBAYEVA, uma das líderes da oposição, anunciou que assumiria o poder por seis meses, até que uma nova Constituição seja escrita.
A situação tornou-se insustentável para o governo depois que forças de segurança abriram fogo contra manifestantes que cercavam o palácio presidencial, em BISHKEK. A multidão revidou e conseguiu dispersar os policiais com pedradas e pauladas. Manifestantes roubaram equipamento policial e há relatos de opositores armados.   

2 011        :       -        QUINTA-FEIRA
CADERNO METRÓPOLE de O ESTADO DE SÃO PAULO
APÓS EXECUÇÃO EM CEMITÉRIO, MORTES CAUSADAS POR POLICIAL TERÃO PENTE-FINO
Todos os boletins de ocorrência que registrarem, a partir de hoje, casos de resistência seguida de morte na Grande São Paulo serão investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), equipe da Polícia Civil especializada em assassinatos. Atualmente, essas apurações ficam sob responsabilidade dos distritos policiais da área em que o homicídio ocorreu.  A medida foi anunciada dois dias depois de o ESTADO divulgar áudio em que uma mulher narra ao Centro de Operações da Polícia Militar uma execução feita por policiais no Cemitério das Palmeiras, em FERRAZ DE VASCONCELOS, Grande São Paulo. A testemunha segue sob proteção da Corregedoria e a Justiça decretou ontem a prisão preventiva dos PMs AILTON VITAL DA SILVA e FILIPE DANIEL DA SILVA.
“Será publicada uma resolução determinando que, em todos os casos em que haja resistência seguida de morte, o DHPP será comunicado imediatamente, para que haja uma apuração rigorosa de todos os casos”, disse o governador GERALDO ALCKMIN durante evento em CAMPO LIMPO, na zona sul da capital. A norma será publicada hoje no Diário Oficial do Estado. “A fragilidade nas investigações é o motivo principal da violência cometida por alguns policiais. A atuação de um departamento especializado vai mudar esse quadro”, afirmou o secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO.
Outra mudança importante é que o local do homicídio passa agora a ser preservado para o trabalho da perícia, “mesmo nos casos em que houver remoção das pessoas lesionadas”. Atualmente, os locais em que acontece a morte por resistência não são preservados, o que dificulta a colega de provas. Cápsulas deflagradas na ocorrência, por exemplo, determinantes para apontar a autoria do homicídio, acabam não fazendo parte das investigações. Cruzamentos telefônicos e escutas, entre outras técnicas usadas pelo departamento especializado, também passam a constar nas apurações. Nos distritos policiais, os casos de resistência não eram investigados porque os crimes registrados no BO eram quase sempre o das vítimas – que supostamente haviam trocado tiros com policiais. Assim, o autor do homicídio acabava se tornando vítima. “As Corregedorias também vão continuar suas apurações. Isso vai valorizar o trabalho dos policiais que são corretos”, diz o delegado-geral MARCOS CARNEIRO LIMA. 

Antes das 9 horas estou chegando no salão de festas da Capelania Militar de SANTO EXPEDITO. Sou recepcionado pelo MAJOR PM RENATO MAXIMIANO DA SILVA, Cmt do Corpo Musical; CAPITÃO PM EZEQUIEL ALVES DA SILVA, Sub Cmt; CAPITÃO PM NASCIMENTO; 1º TENENTE PM DAVI; 1º TENENTE ISMAEL ALVES DE OLIVEIRA, e outros oficiais e praças do Corpo Musical. Há uma certa afinidade minha com essa Unidade desde os meus tempos do antigo BATALHÃO DE GUARDAS, nos anos 1960. A banda de música era anexada a esse Batalhão e somente foi se tornar independente ainda quando eu servia ao BG. Depois, em 1986, vim comandar o 2º BPChq, que ocupou o prédio que foi do BG e, novamente, passei a ter um contato quase diário com o Corpo Musical. Atualmente, nas solenidades de 23 de maio, 9 de Julho e 2 de Outubro é o Corpo Musical que abrilhanta os eventos proporcionados pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o apoio da Polícia Militar. É por isso que me sinto na obrigação de comparecer nas cerimônias do Corpo Musical.
O CORONEL PM CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTO, Diretor de Ensino e Cultura, preside a solenidade. Na última reformulação da PMESP o Corpo Musical passou a ser subordinado ao DEC. Explica o CORONEL PM RISSOTO que está havendo nesta manhã uma reunião de todos os coronéis, razão pela qual o Cmt Geral e o Sub Cmt da PM não estão presentes nesta festa. Ele mesmo deverá também se dirigir ao QCG para participar dessa reunião. Assume uma importância vital a reunião dos coronéis face os acontecimentos últimos que balançaram a Corporação.
São entregues Medalhas Valor Militar e Láureas do Mérito Pessoal. A banda e o coral apresentam músicas maravilhosas, com atuação destacada para os veteranos que hoje estão comemorando o III ENCONTRO. Ao meu lado está o CORONEL PM Ref JOÃO ANTÃO FERNANDES, que comandou o Corpo Musical, bem como o CORONEL PM Ref RUBENS LEONELLI e outros. A triste notícia é o comunicado da morte de um ex-cmt o CORONEL PM MINCARELLI, que veio a falecer em março deste ano.
Terminada a solenidade vou tentar conversar com o TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO, mas ele não se encontra. Até agora o CORONEL PM MENDES não me comunicou se conversou com o padre OSVALDO sobre a PÁSCOA DO MMDC. Também vou passar pelo Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”. Solicito ao TENENTE-CORONEL PM ANDREOLI a participação dos lanceiros no evento da OAB/SP em 14 de junho, numa solenidade que homenageará os veteranos de 32 no 79º Aniversário do Movimento Constitucionalista.
Chego cedo na Sociedade. Encontro MARINEI apavorada com as notícias da Internet sobre uma tragédia numa escola do REALENGO, no RIO DE JANEIRO. Um psicopata invadiu a escola e atirou em vários alunos, causando a morte de 12 deles e ferimentos em outros 13. Depois se suicidou. Cenas trágicas de crianças correndo desesperadas, familiares chorando e gritando ao saber do acontecido. Sobe para 12 o número de mortos em Realengo. Rio - Subiu para 12 o número de crianças mortas no ataque ocorrido na manhã desta quinta-feira, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste da cidade. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Das vítimas, 10 são meninas e dois meninos. O menino Igor Moraes, de 13 anos, que estava internado em estado grave, morreu no início da noite.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Moradores de Realengo cercaram o local da tragédia | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Na noite desta quinta-feira, a Polícia Civil divulgou a lista com os nomes das vítimas fatais e de alguns dos feridos identificados.
1-           Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos; 2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos; 3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos; 4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos; 5- Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos; 6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos; 7- Luiza Paula da Silveira Machado, 14 anos; 8- Laryssa Silva Martins, 13 anos; 9- Géssica Guedes Pereira, 15 anos; 10- Samira Pires Ribeiro, 13 anos; 11- Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos; 12 - Igor Moraes, 13 anos. Ainda de acordo com a Polícia Civil, três alunos estão internados em estado grave.
Cenas de horror em Realengo. Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, um jovem de 24 anos entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste da cidade, dizendo ter sido convidado para dar uma palestra aos alunos. Ele subiu três andares do prédio e entrou numa sala onde 40 alunos da nona série assistiam a uma aula de Português, abrindo fogo contra os estudantes com idades entre 12 e 14 anos. Testemunhas relatam um verdadeiro massacre. Wellington Menezes de Oliveira teria mirado contra a cabeça dos estudantes, com a clara intenção de matá-las. Quase trinta alunos foram baleados e mais de 10 morreram. Após o ataque, o assassino deixou uma carta de teor fundamentalista no local. O texto continha frases desconexas e incompreensíveis, com menções ao Islamismo e até mesmo práticas terroristas. Em seguida, ele se matou dando um tiro na própria cabeça. Alunos, professores e funcionários da escola acreditam que mais de cem disparos foram efetuados. Wellington, um ex-aluno do colégio, estava armado com dois revólveres e recarregou a arma durante a ação. O imenso barulho também assustou a vizinhança, que ainda ouviu os gritos de horror das crianças que, ensanguentadas, correram às ruas em busca de socorro. Rapidamente uma multidão se formou em frente à escola. Em desespero, familiares e amigos tentavam ajudar as crianças e identificar as vítimas, ao mesmo tempo que tentavam entender os motivos do massacre. O ministro da Educação, Fernando Haddad, considerou este um dia de luto para a educação brasileira. Com a voz embargada, a presidente Dilma Roussef se disse chocada e consternada com o episódio e, com lágrimas nos olhos, pediu um minuto de silêncio pelos "brasileirinhos que foram retirados tão cedo de suas vidas e de seus futuros".
Esse caso do REALENGO é alvo de muitos comentários durante o almoço na AOMESP. OLIVEIRA e CRISTIANO querem saber de detalhes do acontecido. Nesta tarde MARINEI consegue se entender com o DIÁRIO DO COMÉRCIO a respeito do Edital de Convocação da Assembléia Geral Eleitoral em 29 de abril. O Edital será publicado amanhã. Não temos notícias da publicação no Diário Oficial. Nosso presidente GINO STRUFFALDI liga para a Sociedade. Quer saber como transcorreu a solenidade do Corpo Musical. Quanto ao CORONEL PM MENDES não há notícias. Deve estar atrapalhado com a maçonaria. O tempo voa e ainda não temos a famosa grade das medalhas para o 23 de maio.
Em casa a televisão está ligada justamente em noticiários sobre a TRAGÉDIA DO REALENGO. Recebo certos esclarecimentos sobre a morte do CORONEL PM Ref JAIRO NORBERTO SIQUEIRA:
Uma mensagem vinda pelo GBB esclarece a morte do CORONEL PM Ref JAIRO NOBERTO DE SIQUEIRA.
Boa Tarde! Soube do ocorrido da seguinte forma: Natureza: SUICIDIO CONSUMADO DE POLICIAL MILITAR. Data/ Hora: 051948ABR11. Local: RUA ANTONIO PESTANA, 39 (IGREJA-SÃO PEDRO) – JARDIM TREMEMBÉ. Área: 2ª Cia Providências: BO/PM nº 12326 BO/PC nº 4200/11. Viatura: M-43211 Equipe: SD PM MARFORRE e SD PM VICENTE Viatura Preservação: M-43208 Equipe: SD PM LUCIANO e SD PM BIAS. Delegado: Dr. NELSON CAMARGO ROSA DP: 09º DP Vítima do Suicídio: CEL RES PM 25.967-5 JAIRO NORBERTO SIQUEIRA Testemunha-Zelador da Igreja: FERNANDO MENEZES VELOZA, RG: 35.195.974 (PRODESP – N/C) Filiação: Jose Manuel Fernandes e Regiane Gomes de Menezes Venosa Nascimento: 16/08/1985 Endereço: Rua Coronel Marinho Sobrinho, nº162 – Cachoeirinha/SP. Armamento apreendido: 01 (um) Revolver Calibre .38, Oxidado, cabo de madeira, marca Taurus, Numeração GB 10.548, Capacidade 05 (cinco) tiros, com 01 (uma) munição deflagrada e 04 (quatro) munições intactas. Síntese: Equipe acionada via COPOM, para atendimento de ocorrência, o local trata-se de uma igreja, onde foi constatado pela equipe que havia um individuo vitima de suicídio, no interior da igreja, e após breve conversa com o zelador, o mesmo informou que se encontrava jantando quando escutou um barulho, não decifrando se era estouro de motocicleta ou disparo de arma de fogo, posterior foi fazer a ronda de praxe, quando se deparou com um corpo e uma arma, dentro da igreja, próximo do altar, de imediato acionou a Policia Militar, o mesmo também informou que nunca viu aquele individuo na igreja, posterior foi feito contato com o Padre, que também informou que nunca viu tal individuo na igreja. Posterior foi constatado que o individuo trata-se de Policial Militar da Reserva, supra citado acima, com o mesmo foi encontrado uma carta para a família. Dados ao 09º DP onde a autoridade de plantão tomou ciência dos fatos, solicitando perícia, onde compareceu a perita Paula com a Viatura S-0674, e o carro do IML de Prefixo 0711 tendo como encarregado o Sr.Rui, e posterior elaborou o BOPC Nº4200 de Natureza Suicídio Consumado. Compareceu no local, o Coordenador Operacional MAJ PM ARMANDO, o Supervisor Regional CAP PM OKASAKI, o Comandante da 2ªCia 1º TEN PM SOARES, o Comando Força Patrulha 2ºTEN PM BRUNO. Não tenho conhecimento do teor da carta deixada. Sds
Prezados Amigos,
Rogo a todos que dirijam suas preces com mais fervor ao nosso querido companheiro de jornada, pois em razão das circunstâncias que deixou sua vida terrena carece de muito mais apoio espiritual...
Envio-lhes uma singela mais sincera prece para que se assim o desejarem que dirijam a ele.
Prece ao nosso querido Amigo Jairo
Meu Pai e Criador, por saber a triste situação do nosso irmão Jairo que violou a tua Lei pela prática do suicídio, abreviando voluntariamente seus dias; é que venho suplicar-te por esse meu irmão que num momento de desequilíbrio se deixou arrastar para o vale dos sofrimentos e das dores, mas também, por saber o quanto é infinita a tua misericórdia, venho humildemente rogar-te que estendas sobre essa querida e equivocada alma em sofrimento atroz, tua comiseração e, abranda Senhor, os terríveis sofrimentos, que ele está experimentando, por não ter tido a coragem de enfrentar sua prova. Envia, Senhor, teus emissários Superiores, os Bons Espíritos, para assistir esse sofredor. Guarda-o sob vossa proteção de Pai infinitamente Bom e Justo, e, concede-lhe nova oportunidade; de resgatar sua falta para com tuas sábias Leis. Que nossas preces e nossos sinceros desejos de vê-lo reabilitado e a assistência dos teus missionários, lhe transmita as forças de que carece para suportar com mais resignação as novas provas que tua justiça lhe impor como reparo de seu ato. Livra-o Senhor, da influência dos maus espíritos, para que não mais se deixe levar pelas más sugestões. Permite Senhor, que assim possa ser!
Neves(Paulo Cezar)
gisleide deixou um novo comentário sobre a sua postagem "MORTE DO CORONEL PM JAIRO NORBERTO DE SIQUEIRA":
Linda Mensagem, fiquei muito surpresa e triste com acontecimento, tive o prazer e honra de trabalhar com ele, sempre muito amigo, brincalhão e divertido. Deixo meus sentimentos e afeto.

Transferindo para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-14, o Maj PM 811754-3 Aércio Dornelas Santos - DTel - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-657/11 - Pr. 9.211/11). AERCIO nasceu em 18 de janeiro de 1961. Entrou para a PMESP em 6 de agosto de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1989; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1990. Não tenho as datas de suas outras promoções.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço Padrão PM-13, o Cap Dent PM 900026-7 Carmen Zamora Zerbini Denigres - CPA/M-5 - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-639/11 - Pr. 8.681/11).

Chega a notícia, dada pelo JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que faleceu nesta quinta-feira a mulher do ERON, seu amigo, após longo sofrimento causado por doença maligna. Dona ADELINA será enterrada amanhã no Cemitério do BONSUCESSO.

Morreu ANITA DE ALMEIDA PRIOLI, aos 94 anos. DONA ANITA, como era conhecida em AMERICANA, no interior paulista, dedicou toda a vida a cuidar de enfermos. Foi também colaboradora de diversas obras sociais e recebeu da Câmara de Vereadores do município, o título de cidadã americanense. Apesar de ser natural de cidade de AVARÉ, onde fez os primeiros estudos, foi apenas depois de ir para o município de GARÇA que ela conheceu o futuro marido, o médico PEDRO PIOLI, para quem trabalhava como auxiliar. Eles se casaram em 1939 e, no mesmo ano, foram morar na cidade mineira de ANDRADAS. O casal se transferiu para AMERICANA em 1950.  

Faleceu FAUSTO ROCHA, aos 72 anos. Apesar de formado como bacharel em Direito, o vozeirão e a postura do jovem FAUSTO AUROMIR LOPES ROCHA o levaram à bancada do telejornal “IMAGENS DO DIA”, na TV TUPI, onde começou a carreira como apresentador, na década de 1960. Evangélico, reuniu a popularidade conquistada à uma intensa carreira política a partir de 1978, quando foi eleito deputado estadual pela ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA). Seguiu carreira no Partido Democrático Social (PDS), Partido da Frente Liberal (PFL), Partido de Reconstrução Nacional (PRN)  e Partido Social Democrático (PSD). Quando filiado ao PFL, fez parte do denominado CENTRÃO e integrou o bloco parlamentar evangélico. Nas principais votações, votou a favor da concessão de licença paternidade e da licença gestante, à continuidade do presidencialismo, ao mandato de cinco anos ao presidente JOSÉ SARNEY e à anistia aos pequenos e médios empresários. Na CONSTITUINTE, defendeu a criação de um conselho de ética para fiscalizar a programação de rádio e TV. Além de proprietário de uma emissora de televisão no interior de SÃO PAULO e de duas revendas de veículos em CAMPINAS, exerceu as funções de jornalista, radialista, apresentador de programas populares e de noticiários do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Recentemente, a voz podia ser conferida na Igreja do Nazareno Central, em CAMPINAS, onde pastor FAUSTO ministrava cultos. No dia 9 de abril completaria 50 anos de casado com JULIANA TELES ROCHA, com quem teve três filhos. FAUSTO nasceu em SÃO PAULO em 4 de novembro de 1938.

Faleceu o crítico e escritor J. C. ISMAEL, que trabalhou como crítico de cinema do ESTADO e colaborador do Suplemento Literário, aos 73 anos, em decorrência de um câncer. Além de ter colaborado também para o JORNAL DA TARDE, a FOLHA DE SÃO PAULO e a revista ISTO É, J. C. ISMAEL dirigiu o documentário UM DIA DE VELHICE e, entre 1978 e 1981, produziu curtas-metragens sobre artes plásticas. O jornalista também editou antologias poéticas, como as de WILLIAM BLAKE e JOHN DONNE, além de ter escrito obras como CINEMA E CIRCUNSTÂNCIA, THOMAS MERTON, O APÓSTOLO DA COMPAIXAO, ALAN WATTS – A SAGRAÇÃO DO CAMINHO e SÓCRATES E A ARTE DE VIVER. 

Cerca de 600 pessoas participaram hoje, na capital, da passeata organizada por entidades médicas para pedir reajuste na remuneração paga pelas operadoras de plano de saúde. Os dados são da Polícia Militar Segundo lideranças da categoria, cerca de 80% dos médicos aderiram ao movimento no País. Em SÃO PAULO,a reportagem do ESTADO entrou em contato com 40 consultórios. Em 18, o atendimento a pacientes de plano havia sido suspenso.    

As operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foram responsáveis por mais um grave erro hoje na LÍBIA. Carros blindados sob o controle de insurgentes foram atingidos por um ataque aéreo que deixou quatro mortos – dois médicos – 14 feridos e seis desaparecidos, segundo o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão dos rebeldes de BENGHAZI. O ataque complicou ainda mais a relação entre os insurgentes e a aliança atlântica, que enfrenta críticas por ter reduzido a intensidade dos ataques contra as forças leais ao ditador MUAMAR KADAFI.

Falando na TV como o verdadeiro presidente da COSTA DO MARFIM, o opositor ALASSANE OUATTARA anunciou hoje o bloqueio à residência de LAURENTE GBAGBO – o líder que se recusa a abandonar o poder – assegurou a volta do país à atividade econômica e garantiu o retorno dos serviços básicos para a população. O pronunciamento foi parte de um plano preparado com a ajuda da ONU e da FRANÇA para dar legitimidade a OUATTARA. Enquanto isso, tropas da ONU e do governo francês cercaram a residência de GBAGBO, que se nega a aceitar a derrota nas eleições realizadas cinco meses atrás. Mas a ordem era a de não disparar contra o líder – apenas isolá-lo, fisicamente, financeira e, acima de tudo, politicamente.

2 012        :         -       SÁBADO
Incrível como de uma hora para outra tudo pode mudar. Foi assim comigo na noite de ontem. Deito com fortes dores abdominais e nada de dormir. Levanto várias vezes na madrugada. Isso faz com que o sábado de páscoa perca toda a graça. Estou muito desanimado e pouco produzo em minha biblioteca, embora tenha um certo atraso nos documentos.

Na décima vitória consecutiva, e com apenas uma derrota no ano, o SÃO PAULO mostrou que não se resume a bons números. Hoje, nos 2 a 0 sobre o MOGI MIRIM, o time de ÉMERSON LEÃO se impôs a um rival que surpreende no campeonato paulista. E a noite girou em torno do volante CASEMIRO: o jogador saiu do banco de reservas e participou dos dois gols, mas deixou o TRICOLOR no sufoco ao ser expulso na etapa final.
A crise na LUSA parece não ter fim. E o time rubro-verde pode lutar contra o rebaixamento até a última rodada. Depois de sofrer três derrotas seguidas, duas delas no Paulistão, enfrentar a ira de sua torcida e ter cinco jogadores afastado pela diretoria, o time de JORGINHO dava enorme passo para manter-se na Série A ao abrir 2 a 0 diante do LINENSE, no CANINDÉ. Porém, acabou cedendo o empate (2 a 2) e outra vez saiu sob protestos.

Três políticos, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol e dois pastores evangélicos foram representados por bonecos que acabaram destroçados hoje durante a tradicional Malhação do Judas, na Rua do LAVAPES, no CAMBUCI. A festa acontece o bairro há mais de 90 anos e quase não foi realizada por falta de ajuda financeira, segundo o organizador OSWALDO RODRIGUES DAS NEVES, de 53 anos Ele é responsável pelo evento há 26 anos. Ao saber da ameaça do fim da festa, comerciantes do bairro ajudaram MAGRÃO na confecção dos seis “JUDAS”, que foram feito às pressas. O prefeito GILBERTO KASSAB, a presidente DILMA ROUSSEFF e os pastores EDIR MACEDO, da Igreja Universal do Reino de Deus, e VALDEMIRO SANTIAGO, na Igreja Mundial, tiveram seus rostos colados nos bonecos, que foram despedaçados em poucos minutos pelos moradores do bairro, a maioria crianças e adolescentes. Outro boneco do prefeito GILBERTO KASSAB foi malhado hoje de manhã na PRAÇA DA SÉ. KASSAB foi alvo de um protesto organizado pelo Fórum Popular de Saúde, Os manifestantes que participaram da malhação do prefeito reclamaram das condições de trabalho na área municipal de saúde e de uma suposta privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante a encenação da PAIXÃO DE CRISTO ontem à noite em ITARARÉ, no interior paulista, o ator THIAGO KLIMECK quase se enforcou acidentalmente. Ele interpretava o personagem JUDAS ISCARIOTES e se confundiu com os nós das cordas no cenário. O ator, que estava num cenário que imitava pedra, ficou quatro minutos desacordado. E os demais atores nem se importaram, já que na cena ele tinha de se fingir de morto. A encenação continuou na PRAÇA DA MATRIZ até ele ser socorrido por uma equipe do SAMU e internado em estado grave na Santa Casa da cidade. Por causa do seu estado, KLIMECK foi transferido hoje de manhã para a Santa Casa de ITAPEVA, onde passou por exames. Sua situação nesta manhã ainda era considerada grave, segundo a Assessoria de Imprensa do hospital de ITAPEVA.

Um ano após o massacre de REALENGO, familiares de vítimas prestaram hoje homenagem às crianças mortas pelo atirador WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA na escola da zona oeste do RIO. Aos pés do CRISTO REDENTOR, pais, oraram em memória das vítimas e pela paz. Emocionados, familiares jogaram pétalas de rosas do ato do CORCOVADO. “É uma homenagem simbólica. Me senti mais perto de minha filha de novo”, disse VALDIR NASCIMENTO, de 47 anos, pai de MILENA, uma das vítimas. Em 7 de abril de 2011, o ex-aluno WELLINGTON invadiu a Escola Municipal TASSO DA SILVEIRA, atirou em alunos e se matou. Dez meninas e dois meninos morreram, 12 foram feridos. Um ano depois, a escola recebeu 9 milhões de reais em obras e virou modelo. A segurança foi reforçada, com guardas municipais e controles de acesso. “A TASSO DA SILVEIRA é hoje a melhor escola do município, mas não vamos transformar escolas em fortalezas”, disse o prefeito EDUARDO PAES, durante a cerimônia.

Subiu para cinco o número de mortos em TERESÓPOLIS, na região serrana do RIO, por causa do temporal que alagou o centro da cidade e bairros vizinhos, ontem. Hoje, equipes da Defesa Civil Estadual ainda buscavam vítimas nos 20 pontos onde ocorreram deslizamentos. Quando as sirenes de alerta soaram, ontem, mais de mil pessoas deixaram suas casas, segundo a prefeitura. Mas moradores de um dos bairros afetados disseram que nenhum alerta foi emitido. Mais de 400 pessoas permaneciam hoje em abrigos improvisados em escolas, igrejas e creches. O comandante do Corpo de Bombeiros, CORONEL SÉRGIO SIMÕES, sobrevoou a cidade acompanhado do prefeito de TERESÓPOLIS, ARLEI DE OLIVEIRA ROSA, para identificar áreas sob risco de desabamento. Até hoje, nenhuma das 6 mil casas prometidas pela presidente DILMA ROUSSEFF para desabrigados da enxurrada de 2011 foi construída. “A região serrana vem de 40 anos de ocupação desordenada e é difícil encontrar um local seguro. Vou lançar uma proposta de compra assistida, para que essas pessoas possam comprar suas casas em outros municípios”, disse o vice-governador do RIO, LUIZ FERNANDO PEZÃO. Em janeiro do ano passado, a tragédia na região serrana deixou 905 mortos. Apenas em TERESÓPOLIS, foram 392. 

Não foi nada fácil a vida das 70 mil pessoas que esgotaram o primeiro dia de ingressos do festival LOLLAPALOOZA, no JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO, no MORUMBI, na tarde e na noite deste sábado. Debaixo de um sol escaldante, o público enfrentou longas filas e falta de instruções dos funcionários desde o meio-dia, quando os portões da arena montada na zona sul foram abertos. O staff do festival, mal instruído, fez o público caminhar sem direção, até que fosse encontrado o ponto de troca de ingressos e o portão de entrada. Dentro do JOCKEY, mais filas, e o sol não dava trégua. A chuva, prevista para o fim da tarde, não veio. E seria bem-vindo naquele calor de 28 graus, com pouco (ou nenhum) vento. A grande atração da noite foi o FOO FIGHTERS, banda liderada pelo ex-baterista do NIRVANA, DAVE GROHL. Antecedida pela garota de má reputação JOAN JETT e sua banda THE BLACKHEARTS. Desde às 15 horas na grade do palco CIDADE JARDIM, o casal DOUGLAS PIOVESANI e BRUNA BECKHAUSER, ambos de 21 anos e fãs de GROLH e companhia, tentavam suportar o calor. Vindos de FOZ DE IGUAÇU (PR), os dois chegaram em SÃO PAULO na quinta-feira, dia 5.

Milhares de evangélicos lotaram o VALE DO ANHANGABAÚ na região central de SÃO PAUL, hoje pela manhã. Eles participaram do evento “UMA NOVA HISTÓRIA”, organizado pela Igreja Internacional da Graça de Deus. De acordo com a Polícia Militar, 35 mil pessoas estiveram no local, das 8 às 12 horas. Houve shows de música gospel e a pregação do missionário R. R. SOARES, líder da Igreja.

MARIA AUGUSTA DE OLIVA MORGENROTH não tinha medo de ser pioneira. Pianista clássica desde a infância, fez apresentações no CARNEGIE HALL, em NOVA YORK, organizou concursos, foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e fazia questão de ressaltar que foi a primeira solista brasileira da Orquestra Filarmônica de VIENA. Sem distinções na dança, tendo fundado a Escola de Ballet do Teatro CASTRO ALVES em 1962, a qual deu origem ao grupo que fará a abertura da VIRADA CULTURAL 2012, e a Associação Baiana de Arte. A paixão pelas artes era tamanha que nem mesmo a idade ou o acidente sofrido há alguns anos no RIO DE JANEIRO conseguiram impedi-la de continuar produzindo. “Levei um tombo no canteiro de uma árvore, indo para a casa de minha irmã. A dor que senti naquele momento foi terrível, mas não sabia que a dor maior ainda estava por vir”, disse à revista “VIVA SAÚDE” sobre o acidente. Por conta da queda, MORGENROTH teve três fraturas no braço direito, passou por uma cirurgia e teve de ficar imobilizada por seis meses. Com dores constantes, teve de passar por uma segunda operação em 2004 e não se deixou abater pela perda de movimentos. Durante a recuperação, ela tentou procurar outras habilidades e, talentosa, facilmente encontrou uma nova atividade. Começou a idealizar sua biografia e, pouco anos depois, publicou um romance, “O CICLO DA VIDA”. Utilizando apenas a mão esquerda, também começou a pintar quadros, participando de exposições em diversas cidades brasileiras e no exterior. MARIA AUGUSTA morreu no dia 7 de abril, aos 85 anos. 

O Exército do Paquistão informou neste sábado o número de pessoas que podem ter morrido após uma avalanche na Caxemira subiu para 135. O porta-voz do Exército, general Athar Abbas, disse à BBC que 124 soldados paquistaneses e 11 civis estão desaparecidos depois que 21 metros de neve cobriram um acampamento militar paquistanês próximo à geleira de Siachen, na cordilheira de Caracórum, nos Himalaias. Anteriormente, Abbas havia afirmado que cem soldados e 11 civis estavam desaparecidos. A geleira é conhecida por ser o campo de batalha em maior altitude no mundo, a 6,7 mil metros. A região da Caxemira é disputada por Índia e Paquistão desde os anos 1940.
Operação de resgate: Centenas de soldados, cães farejadores e helicópteros estão participando da operação de resgate. Mas, o general Athar Abbas disse à BBC que a avalanche cobriu uma área de um quilômetro quadrado. O general também afirmou que poderão ser necessários dias para completar a operação de resgate em uma região onde as temperaturas podem alcançar os 70 graus negativos. A avalanche ocorreu no distrito de Gayari às 6h do sábado no horário local (22h de sexta-feira, no horário de Brasília). Não foi estabelecida nenhuma comunicação com nenhum dos soldados desaparecidos. Segundo o general Abbas a região tem muitas avalanches, mas geralmente elas ocorrem em bases militares 'mais avançadas', em altitudes maiores, onde geralmente ficam apenas dez ou 20 soldados. Uma avalanche anterior matou 24 soldados paquistaneses em 2010. De acordo com a correspondente da BBC em Islamabad, no Paquistão, a região da geleira de Siachen é de difícil acesso. Nos últimos anos, mais soldados morreram devido ao frio e às difíceis condições do local do que em batalhas entre paquistaneses e indianos.
O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, desmentiu os boatos de que desembarcaria hoje em SÃO PAULO. Ele garantiu que viajaria a CUBA para iniciar o terceiro ciclo de radioterapia para combater um câncer na região pélvica. “Irei novamente a HAVANA para continuar a batalha pela saúde e pela vida”, anunciou. Os rumores sobre uma suposta viagem de CHÁVEZ a SÃO PAULO, para realizar exames no Hospital SÍRIO LIBANÊS, ganharam força na quinta-feira, dia 5 de abril, quando o jornalista da oposição NELSON BOCARANDA postou em seu perfil de TWITTER que a Guarda Militar venezuelana havia viajado à cidade para preparar a segurança do mandatário. BOCARANDA afirmou ainda que o câncer do presidente havia se “estendido” e que ele viajaria a SÃO PAULO para poder diagnosticar supostos “erros” cometidos pela equipe médica cubana. No dia 4 de abril, o Ministério das Relações Exteriores da VENEZUELA disse que CHÁVEZ pretendia viajar “em breve” ao BRASIL para se reunir com a presidente DILMA. Nesta visita ele aproveitaria para ver o ex-presidente LULA, que acaba de sir de um tratamento contra um câncer na laringe. No dia 5 CHÁVEZ se emocionou durante uma missa em BARINAS, sua terra natal, quando admitiu que as duas cirurgias para combater o câncer, no período de um ano, “não foram fáceis”. Emocionado, ele pediu proteção divina. “Dê-me vida, ainda que seja dolorosa, mas dê-me vida. Dê-me sua coroa, CRISTO, que eu coloco. Dê-me sua cruz, cem cruzes, CRISTO, que eu as levo, mas não me leve ainda, porque ainda tenho coisas para fazer por esse povo e por essa pátria”, disse.   

Profissional que foi a cara do programa 60 MINUTES, da CBS, por quase 40 anos, o jornalista MIKE WALLACE morreu na noite deste sábado, aos 93 anos, em NEW HAVEN, no Estado de CONNECTICUT, nos ESTADOS UNIDOS. Em mais de 60 anos de carreira, WALLACE entrevistou todos os presidentes americanos desde JOHN KENNEDY, com exceção de GEORGE BUSH “Suas visitas eram antecedidas por quatro temidas palavras: MIKE WALLACE está aqui!, informou o obituário da CBS. Com perguntas sempre incisivas, suas entrevistas foram essenciais para a boa fama e a credibilidade construídas em torno do 60 MINUTES. Mesmo após se submeter a uma cirurgia do coração, aos 90 anos, o jornalista disse que continuaria trabalhando enquanto pudesse, e foi em 2008 que fez sua última entrevista, já aposentado, com a estrela do beisebol ROGER CLEMENS. A lista de entrevistados inclui VLADIMIR PUTIN, o aiatolá KHOMEINI (a quem não se esquivou de perguntar se estaria louco), MALCOLM X e o líder palestino YASSER ARAFAT. Ao membro da máfia MICKEY COHEN, WALLACE perguntou, ainda durante o programa NIGHT-BEAT: “Quantos homens já matou?” A informação consta do obituário produzido pela CBS NEWS e escrito por MORLEY SAFER, colega de WALLACE no 60 MINUTES. SAFER contou ainda que WALLACE quase foi às lágrimas ao entrevistar o pianista VLADIMIR HOROWITZ, que interpretou a obra THE STARS AND STRIPES FOREVER. Era sua entrevista favorita. Já a referência de herói, para ele, estava na figura de MARTIN LUTHER KING. Os feitos jornalísticos lhe renderam nada menos que 21 estatuetas do EMMY, o mais importante prêmio da televisão mundial. E, como lembrou BRIAN STELTER, jornalista de mídia do THE NEW IORK TIMES, o histórico repórter queria que a sua epígrafe fosse direto ao assunto: “Duro, mas justo”. 

2 013     :       -       DOMINGO
Um domingo para descanso. Depois da reunião extraordinária da Diretoria Executiva e da reunião da COFAM e dos aniversariantes de março e abril, realmente precisava de uma data para colocar meus arquivos em dia. Estou seriamente pensando agora em 15 de abril. Até agora não apareceu nenhum candidato aos cargos eletivos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Gostaria que aparecesse alguém que pudesse assumir o meu lugar. O cargo de presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC requer grandes preocupações e nem bem compreendido por alguns associados que nada querem com os trabalhos do MMDC, mas que se julgam no direito de dar palpites infelizes. Outros, usam a Sociedade em benefício próprio. São pessoas que nada ajudam e que prejudicam o nosso trabalho. Melhor seria que saíssem da Sociedade, pois são pesos mortos para a dinâmica da organização. 

CARISSIMOS PRESIDENTES E PRESIDENTAS DE NC
pesquisadores associados correspondentes e demais amigos parceiros de NB
Saudações. Incumbiu-me o Sr. Presidente CEL VENTURA de levar ao vosso conhecimento o conteúdo da ATA da reunião extraordinária ocorrida ontem, 6 de abril de 2013, sobre nova determinação referente a concessão de medalhas na Sociedade e em seus Núcleos (sejam Base e Correspondência). Eis a ata:
https://www.dropbox.com/s/0majbkbl7omckgd/ata_6abril2013.pdf
Incumbiu-me ainda CEL VENTURA que em todos os blogs de NCs fosse publicada como matéria a referida ata. Para facilitar imensamente o vosso trabalho de publicação, segue anexo a imagem que poderão utilizar para realizar essa publicação (imagemata.jpg). Façam o link da ata
https://www.dropbox.com/s/0majbkbl7omckgd/ata_6abril2013.pdf
ao clicar sobre esta imagem que vos enviei em anexo.
Como noticia chamativa da matéria (titulo) sugiro colocar:
Divulgação da Ata da Reunião Extraordinária de 4 de Abril de 2013
Para ter uma ideia de como ficou veja um exemplo na pagina do NC de Itapetininga:
http://mmdc.itapetininga.com.br/
Atenciosamente e grato,
BIAJONE
Abril 7, 2013
Essa medida de colocar a ata da reunião extraordinária em todos os blogs e sites que dizem respeito à Sociedade Veteranos de 32-MMDC tem como objetivo dar amplo conhecimento a todos do que passa a vigir no MMDC com relação aos diplomas e ofícios de outorgas das comendas criadas com autorização da Sociedade, mas que estavam se desviando da finalidade da criação. 

Antonio Carlos Aristides mencionou você em um comentário.

Antonio Carlos escreveu: "Sim sou um aprendiz idealista deste movimento .. que no ano passado pude realizar um sonho de 11 anos atrás na qual tentei idealizá–lo sem sucesso por falta de apoio de estrutura na Região do Vale do Paraíba..mas nunca o esqueci... no ano passado ,a minha amiga prof Vera Lucia Guerra que e mantenedora do colégio em que minha filhas estudaram me convidou a ajuda-la a organizar seu projeto cultural para participar do tradicional desfile cívico da avenida Sta Catarina Jabaquara São Paulo na qual participam em média 18 escolas pública e particulares da região Sul cada um com seus temas de projetos culturais.. teve um público presente de 22.000 pessoas no ano passado!! O projeto foi apoiado pela Sociedade MMDC 32 pelo Cel Mario Ventura, pela ,Camila Giudice que me foram apresentados pelo amigo Claudio Senesi. Estivemos presentes pais e aluninhos no Mausoleu de 32 monitorados pela Camila e pelo Markus. Tivemos apoio do Regimento 9 de Julho que nos cedeu seu corneteiro, da APVMA que através de 6 associados estiveram presentes com jeep s militares da II Guerra que apesar de ser do contexto da época ajudaram a chamar a atenção para o projeto cultural, tivemos o apoio do Chefe Carlos Carlos H. Falk do grupamento Umuarama de escoteiros que convidou outros grupos a apoiar o nosso projeto cultural, tivemos o apoio dos pais e dos aluninhos cidadãos pois a escola vai da pre escola a fundamental I com um pouco mais de 200 aluninhos, entramos na avenida com a vanguarda da tradicional fanfarra mirim e seu pelotão de coreografia mirim, os alunos vestidos contar aos presentes quem participou do movimento constitucionalista.. tivemos uma Matraca histórica acionada pelo Sr Claudio Senise para inflamar mais a comoção social que tive, da qual quando entramos na avenida contando a historia do movimento.. ouviamos palavras e choros dos presentes alguns brandando nos “precisamos de voces herois voltem para nos” alguns iam encontro da viatura que transportava a Dra Maria Lucia Camargo e o nosso garoto Alfredo Pires Filho que representava os combatentes de 32 com seu belo uniforme de 32, eu particularmente não esperava o clamor social , vindo principalmente de grupos que havia abordado convidando para assistir este projeto cultural 4 grupos de comunidades carentes uma das lideres me emocionou pois agradecia muito e agradece até hoje no seguinte comentário..” nos vemos estes jeeps, herois pela TV na capital no sambódromo, mas nos não temos dinheiro para pagar a condução e o lanche para ir assistir, obrigado de coração por permitir que nossas crianças possam ver exemplos dignos!!
Posso ser testemunha do resultado deste desfile o que sempre se via as brincadeiras de policia e ladrão na rua aqui na vizinhança da qual todos queriam ser bandidos hoje querem ser Policiais e Soldados do Exercito de 32 quantos não sei mas pelo menos 10 ou , 15 que presenciei, e os vejo batendo continência já está valendo.
Por causa da escola e do tema assistiram este projeto cultural próximo de 8.000 pessoas
Por isto este Pai idealista e muito grato a Sociedade MMDC 32 e ao Colégio Nova Ordem!!!"

Nenhum uniforme do CORINTHIANS foi tão vitorioso quanto o atual. Depois da estréia, em maio do ano passado, o time ganhou “só” a LIBERTADORES e o MUNDIAL. Hoje, a camisa fez sua última aparição, já que o time vestirá nova roupa na quarta, contra o SAN JOSÉ. Mas a despedida também foi vitoriosa. Jogando com um time reserva, o TIMÃO venceu o SÃO BERNARDO por 2 a 0, gols de JORGE HENRIQUE e GUERRERO, e garantiu a vaga nas quartas de final do PAULISTA com duas rodadas de antecedência.
Se antes do jogo o técnico GILSON KLEINA já era odiado pelos pontepretanos, imaginem agora. Assim como no BRASILEIRÃO de 2012, o técnico bateu novamente seu ex-clube e acabou com 28 jogos de invencibilidade dos campineiros. Com o placar de 2 a 1, o VERDÃO se classificou antecipadamente para as quartas do PAULISTÃO.   
O São Paulo precisou de 11 minutos de bom futebol para furar a retranca do Botafogo e vencer por 3 a 1, neste domingo, pelo Campeonato Paulista. Mesmo atuando em Ribeirão Preto, os botafoguenses se fecharam na defesa e conseguiram segurar o adversário até os 28 minutos da etapa final, quando Lúcio marcou o primeiro. Pouco depois, Aloísio e Ademilson definiram o resultado de uma partida que ficou marcada mais pelas confusões em campo do que pelo futebol apresentado. Dimba descontou nos acréscimos. O resultado fez o líder São Paulo chegar aos 38 pontos, abrindo quatro de vantagem para a Ponte Preta e ainda com um jogo a menos. A equipe volta a campo diante do União Barbarense na quarta-feira, fora de casa, em jogo atrasado da quarta rodada. Já o Botafogo parou nos 28 pontos, na sétima posição, e pega o Bragantino, novamente em casa, domingo que vem. Neste domingo, Ney Franco entrou em campo com uma equipe mista. Rogério Ceni, Rafael Tolói, Edson Silva, Paulo Miranda, Thiago Carleto, Denilson e Paulo Henrique Ganso foram poupados. Jadson e Osvaldo atuaram pela seleção brasileira no sábado, e Luis Fabiano, machucado, também foi desfalque.
Um público de 43.163 pessoas assistiu à grande festa de reinauguração da ARENA FONTE NOVA – estádio que receberá três jogos da COPA DAS CONFEDERAÇÕES e seis do MUNDIAL – 2014. Os torcedores de BAHIA e VITÓRIA chegaram cedo para acompanhar toda a preparação. Antes de a bola rolar, ARTHUR NASCIMENTO, um menino de 13 anos que sofre de paralisia infantil e voltou a ficar de pé após tratamento, deu o simbólico pontapé inicial. Em seguida, o ator baiano FÁBIO LAGO fez um discurso em memória das sete vítimas do desabamento do anel superior do antigo estádio, em 25 de novembro de 2007. Jogadores do passado, de ambos os times, também foram homenageados antes do jogo. Porém, ainda faltava algo. Então entraram em cena as cantoras baianas CLÁUDIA LEITTE e IVETE SANGALO, que divertiram o público. Enquanto que a primeira, que é torcedora do BAHIA, soltava a voz, os torcedores adversários vaiavam. Por outro lado, quando IVETE, torcedora do VITÓRIA, era a vez de os tricolores darem o troco. Depois de todo esse show, as duas, juntas, cantaram os hinos dos dois times, intercalando os versos. Apesar de o BAHIA começar melhor, quem abriu o placar foi o VITÓRIA. Aos 40 minutos, RENATO CAJÁ, de pênalti, inaugurou as redes da nova arena. No segundo tempo, aos cinco minutos, o argentino MAXI BIANCUCCHI ampliou, com um golaço por cobertura. MICHEL ainda fez o terceiro, logo depois. O BAHIA diminuiu, com ZÉ ROBERTO. Porém, em seguida VANDER fez o quarto e ESCUDERO fechou a contagem em 5 a 1. Após a goleada, o técnico do TRICOLOR, JORGINHO, foi demitido.   
Em 1987, médicos de TAUBATÉ foram acusados de retirar rins de pacientes vivos como parte de um suposto esquema de tráfico de órgãos humanos. O episódio ficou conhecido como CASO KALUME. Em 1994, GUSTAVO PISARDO matou toda a família em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, viajou para assassinar os avós em CAMPINAS e depois foi à praia. À frente das investigações desses dois casos de repercussão nacional estava o delegado ROBERTO MARTINS DE BARROS. ROBERTO ingressou na Polícia Civil em 1982. Durante os 30 anos em que prestou serviço como homem da força de segurança paulista, ele passou pela chefia de delegacias seccionais das principais cidades da região do VALE DO PARAÍBA, como JACAREÍ, TAUBATÉ e SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, na qual atuava atualmente. ROBERTO, de 68 anos, morreu nesta data, 7 de abril, vítima de câncer no intestino. Ele estava internado no Hospital POLICLIN, desde o dia 3, quando foi submetido a uma cirurgia no intestino para retirada de um tumor. Neste domingo, ele passou por um novo procedimento cirúrgico, mas não resistiu. O corpo está sendo velado na Loja Maçônica de CAÇAPAVA e será enterrado no Cemitério das HORTÊNCIAS. Muitos colegas de profissão elogiaram o caráter de ROBERTO. “Um homem de caráter, que se preocupava com o serviço policial, com a população. Inclusive diante da sua cirurgia estava assinando papéis e trabalhando até as 20:30 h, 21 horas”, afirmou JOÃO BARBOSA, diretor do DEINTER – 1. “Tive a honra e o privilégio de trabalhar ao lado do doutor ROBERTO durante um ano. Além das qualidades pessoais como honestidade, ele era um delegado comprometido com a causa pública, não aceitava falhas. Era um homem sereno, um homem calmo, mas firme em suas decisões. Ele foi uma verdadeira escola. Sabia liderar. Ele cobrava, ele exigia não só que o trabalho fosse feito, mas benfeito. Fica um grande exemplo pelo delegado de policia competentíssimo que ele foi”, disse o delegado assistente ÁLVARO DE SÁ. 
Do Domingo Espetacular
Em um bairro pobre da zona leste da capital paulista, a história de um morador chama a atenção. Sem família e sem filhos, Mário é um senhor que resiste ao tempo e às condições precárias de vida. O homem, que não usa óculos, escuta bem e adora uma boa conversa, garante ter 125 anos de idade. A história dele foi revelada nesta semana no programa Balanço Geral, apresentado por Geraldo Luís. Foi graças a uma ação da Polícia Militar que o caso ficou famoso. Uma briga de vizinhos levou os policiais ao bairro. Mário poderia ser uma testemunha. Ao conferir os documentos dele, o soldado tomou um susto. Consultou os dados via rádio e confirmou que eram autênticos. Mário diz que mora no bairro há 60 anos e não se lembra exatamente quando chegou. Ele nasceu em Minas Gerais. Trabalhou a vida todo como pedreiro e pintor. Hoje, sem parentes conhecidos, sobrevive com a aposentadoria e diz que se vira sem ajuda de ninguém. Ele vive sozinho em uma moradia simples. As parede são feitas com pedaços de madeira e ele mesmo a construiu. O idoso não se recorda quando e com que idade chegou em São Paulo, mas guarda certidão de nascimento que comprova sua idade.
Parentes e moradores de REALENGO, no RIO, participaram hoje de uma missa em homenagem aos doze alunos mortos no massacre da ESCOLA TASSO DA SILVEIRA. A tragédia completou dois anos hoje. Em 7 de abril de 2011, WELLINGTON DE OLIVEIRA, ex-aluno da escola, invadiu o local e atirou contra os estudantes. Treze ficaram feridos. Cerca de 100 pessoas participaram da missa na Igreja NOSSA SENHORA DE FÁTIMA e depois fizeram uma caminhada até a escola, onde os estudantes foram homenageados em grafites no muro.
A ex-primeira dama MARISA LETÍCIA, que fez 63 anos hoje, comemorou o aniversário na noite do sábado em um restaurante nos JARDINS, na zona oeste de SÃO PAULO. Compareceram à festa a Presidente DILMA ROUSSEFF, o prefeito de SÃO PAULO, FERNANDO HADDAD, o cardiologista ROBERTO KALIL FILHO – médico de LULA e DILMA – e os ministros MARTA SUPLICY (CULTURA), ALEXANDRE PADILHA (SAÚDE) e GUIDO MANTEGA (FAZENDA), além de outros convidados da família. Uma foto do aniversário foi postada no perfil do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, no FACEBOOK, com espaço para comentários e felicitações dos internautas. Diz o texto “Hoje é aniversário de dona MARISA! Muita saúde, paz e felicidade a essa grande mulher. E você, o que deseja a dona MARISA nesse dia especial?” A comemoração teve direito a bolo de aniversário com velas e o tradicional “PARABÉNS A VOCÊ”, cantado inclusive pela presidente DILMA e por LULA.
A Delegacia de Atendimento ao Turista capturou hoje quatro jovens suspeitos de assaltarem um grupo de dez turistas alemães em uma van na ESTRADA DAS PAINEIRAS, na FLORESTA DA TIJUCA, na última quinta-feira. Entre os detidos estão três menores. Outros dois jovens são procurados por suspeita de participação no crime. O delegado responsável pela apreensão, ALEXANDRE BRAGA, delegado da DEAT disse ao G1 que o grupo comercializava os bens roubados no FACEBOOK. Todos os jovens são estudantes, o que surpreendeu o delegado e aos pais dos menores. A polícia agiu rápido e prendeu quase todo o bando em quatro dias. A DEAT também avançou no caso de estupro e assalto a uma americana e do seu namorado francês, ocorrido no dia 30 de março depois que o casal embarcou em uma van em COPACABANA, na zona sul, para ir à LAPA, no centro. Foram presos três homens e um menor (encontrado em um abrigo). O casal ficou em poder dos criminosos por seis horas. O rapaz foi espancado com a chave roda do veículo.      
Por Ben Blanchard e Jane Chung - PEQUIM/SEUL, 7 Abr (Reuters) - A China lamentou neste domingo a tensão na península coreana e, numa aparente referência à Coreia do Norte, afirmou que nenhum país deve ter permissão para jogar a região no caos, depois de os Estados Unidos adiarem o teste de um míssil para amenizar a crise. A Coreia do Norte, liderada por Kim Jong-un, tem ameaçado entrar em guerra com os Estados Unidos e a Coreia do Sul, aliada norte-americana, desde que as Nações Unidas impuseram sanções aos norte-coreanos por conta de testes com armas nucleares. A irritação de Pyongyang também se dá por semanas de exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os EUA. Na semana passada, os norte-coreanos alertaram que diplomatas deveriam avaliar a possibilidade de deixar Pyongyang por causa da tensão, mas as embaixadas parecem encarar o aviso como retórica da Coreia do Norte e permanecem no país. A Coreia do Sul disse que estava se antecipando a qualquer tipo de ação que o imprevisível regime do Norte pudesse tomar, incluindo o lançamento de mísseis. A China, aliada de Pyongyang, tem mostrado crescente irritação com as ameaças de guerra nuclear da Coreia do Norte. O presidente chinês, Xi Jinping, discursando num evento na ilha de Hainan, não citou a Coreia do Norte, mas disse que nenhum país "deve ter permissão para jogar uma região e mesmo o mundo inteiro no caos para ganho próprio". A estabilidade na Ásia, disse ele, "enfrenta novos desafios, temas importantes continuam emergindo, e existem ameaças tradicionais e não tradicionais à segurança". O ministro do Exterior da China, Wang Yi, num comunicado divulgado no sábado sobre uma conversa telefônica com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou frustração similar. Neste domingo, o ministro manifestou "séria preocupação" com a tensão na península e disse que a China pediu a Pyongyang para que "assegure a segurança dos diplomatas chineses de acordo com as normas internacionais".
LIMA, 7 Abr (Reuters) - Um helicóptero fretado pela companhia de petróleo francesa Perenco caiu no domingo no norte do Peru, perto da fronteira com Equador, causando a morte das nove pessoas a bordo, cinco delas trabalhavam para a empresa, informou a mídia local. O helicóptero da empresa Helipac, que se dirigia a uma área da empresa na selva ao norte do Peru, teria caído perto do rio Curaray, no departamento de Loreto, perto da fronteira com o Equador. "A (Perenco) confirmou que todos estão mortos", disse um familiar das vítimas à rádio local RPP. A companhia de petróleo ainda não confirmou oficialmente o acidente, nem o número de mortos. Autoridades da Aeronáutica também não confirmaram o acidente até o momento. (Reportagem de Omar Mariluz).
O presidente interino da VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, denunciou que os ex-embaixadores americanos ROGER NORIEGA e OTTO REICH, ao lado da “direita salvadorenha”, estão por trás de “uma conspiração para assassiná-lo e sabotar a rede elétrica do país, antes das eleições de 14 de abril”, nas quais é o candidato governista. “O objetivo é matar. Eles querem me matar porque sabem que não podem vencer as eleições livres. Por trás disso, estão as mãos de ROGER NORIEGA e OTTO REICH e a direita salvadorenha que enviou criminosos, pagos por eles, para me assassinar”, disse MADURO durante um ato eleitoral no canal estatal VTV. A violência e a crise elétrica estão entre os principais problemas da VENEZUELA, com 16 mil homicídios em 2012 e constantes apagões e cortes programados em várias cidades do país, o que o candidato opositor HENRIQUE CAPRILES atribuiu à ineficiência do governo. Em entrevista à jornalista MÔNICA BÉRGAMO, da “FOLHA DE SÃO PAULO”, MADURO rasgou elogios ao ex-presidente LUIZ INÁCIO DA SILVA. “LULA para nós, também é um pai. LULA é fundador das correntes de esquerda de novo tipo que surgiram nos anos 1980. Nós nos inspiramos na ética de LULA, na energia dele e em sua liderança trabalhadora”.
Os diplomatas das embaixadas instaladas em PYONGYANG não seguiram a orientação da CORÉIA DO NORTE para deixar o país, informou a agência de notícias BBC BRASIL. O país avisou as representações diplomáticas que não poderia garantir a segurança dos diplomatas em caso de guerra. Nenhuma embaixada anunciou planos de deixar a região. A GRÃ-BRETANHA e a RÚSSIA informaram que não pretendem fechar suas representações.
A operadora da central nuclear japonesa de FUKUSHIMA informou sobre uma possível fuga de água contaminada, a partir de um tanque de armazenamento. O anúncio da TOKYO ELECTRIC POWER surgiu um dia depois de a empresa ter dito que podem ter sido derramadas até 120 toneladas de água contaminada de um dos sete reservatórios subterrâneos da central, apesar de ter ressalvado que era pouco provável que a água fluísse para o mar.
O PAPA FRANCISCO assumiu formalmente como BISPO DE ROMA hoje e fez um apelo aos católicos não praticantes para que não tenham medo de voltar a DEUS. FRANCISCO celebrou uma missa para milhares de pessoas na BASÍLICA de SÃO JOÃO DE LATRÃO, em ROMA, e foi aplaudido quando descerrou uma placa renomeando parte da praça com o nome de PAPA JOÃO PAULO II, que morreu em 2005.
A explosão de um carro-bomba matou cinco norte-americanos, incluindo três soldados e uma jovem diplomata. Um civil norte-americano morreu em um ataque separado no leste do país. A diplomata e outros norte-americanos estavam num comboio de veículos na província de ZABUL, no AFEGANISTÃO. O jornal “THE WASHINGTON POST” a identificou como ANNE SMEDINGHOFF, de apenas 25 anos.  

7 DE ABRIL DE 2014     :   -    SEGUNDA-FEIRA
Uma manhã de temperatura alta. 31º C quando alcanço a estação ARMÊNIA. Vejo na Estação Metrô SÉ que ainda estão trocando o piso dos últimos segmentos que faltavam, desde que a troca começou no ano passado. Encontro MARINEI intrigada com alguns diplomas da Medalha MMDC que o WILLIAM trouxe do Conselho de Honrarias e Mérito. Vamos descobrir que foram medalhas entregues em 14 de janeiro, quando ela se encontrava de férias. O MAJOR PM BAIA ficou encarregado de levar esses diplomas ao Conselho e não foi buscá-los, causando essa confusão. Outra situação confusa é uma entrega de medalhas marcada para 25 de abril, pelo MAJOR PM WALTER CASTRO GARCIA, sem me consultar. Tenho já um compromisso para essa data e aviso, por telefone, o que está acontecendo para o Presidente do Núcleo MMDC NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”. Talvez o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES tenha de me representar nessa solenidade. Os núcleos continuam dando dores de cabeça por não obedecerem as normas já estabelecidas. Apesar desses contratempos a tarde não oferece muita coisa digna de nota.
AMADO RÚBIO faz uma ligação telefônica com a Sociedade. Ele ainda não se recuperou totalmente da queda que teve em SANTANA, há dias atrás. Está sendo medicado e não tem saído de casa. Diz que não poderá comparecer na transmissão de comando da 2ª Região Militar, marcada para o dia 14 de abril. Demonstra otimismo e pretende estar bem para assistir a troca do Comando do Exército Sudeste no dia 24, quando o GENERAL ADHEMAR entregará o Comando para o GENERAL CAMPOS.  
OLIVEIRA faz também uma grande confusão ao depositar um cheque do BANCO DO BRASIL no SANTANDER. Não foi falta de avisar de como deveria proceder, por orientação de dona MARA, esposa do SIDNEI LOBO PEDROSO.  
Pela internet vejo mensagens mandadas pelos nossos amigos. Algumas merecem mais a nossa atenção e as coloco em meu blog.
CUBA o INFERNO ao alcance de todos.
(Crônica do Jornalista Gaúcho  Juremir Machado da Silva)  
Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao comunismo. Usei todos os chavões que conhecia para justificar o projeto cubano. Não deu certo. Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei de novo os pontos. O problema do socialismo é sempre o real. Está certo que as utopias são virtuais, o não-lugar, mas tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão. Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho. Não fiquei trancado no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre.
Fui para a rua. e vi com meus próprios olhos, ouvi e me estarreci.
Em 42 anos, Fidel construiu o INFERNO ao alcance de todos.Em CUBA, até os MÉDICOS são MISERÁVEIS. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É ainda pior. Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina:
‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’.Um policial pode ganhar até quatro vezes mais do que um médico, cujo salário anda em torno de 15 dólares mensais.
José, professor de História, e Marcela, sua companheira, moram num cortiço, no Centro de Havana, com mais dez pessoas (em outros chega a 30). Não há mais água encanada. Calorosos e necessitados de tudo, querem ser ouvidos. José tem o dom da síntese: ‘Cuba é uma prisão, um cárcere especial. Aqui já se nasce prisioneiro. E a pena é perpétua. Não podemos viajar e somos vigiados em permanência. Tenho uma vida tripla: nas aulas, minto para os alunos. Faço a apologia da revolução. Fora, sei que vivo um pesadelo. Minha mulher vende seu corpo para sobreviver.  Fora, sei que vivo um pesadelo. Alívio é arranjar dólares com turistas’. José e Marcela, Ariel e Julia, Paco e Adelaida, entre tantos com quem falamos, pedem tudo: sabão, roupas, livros, dinheiro, papel higiênico, absorventes. Como não podem entrar sozinhos nos hotéis de luxo que dominam Havana, quando convidados por turistas, não perdem tempo: enchem os bolsos de envelopes de açúcar. O sistema de livreta, pelo qual os cubanos recebem do governo uma espécie de cesta básica, garante comida para uma semana. Depois, cada um que se vire.
Carne é um produto impensável para a população de CUBA.
José e Marcela, ainda assim, quiseram mostrar a casa e servir um almoço de domingo: arroz, feijão e alguns pedaços de fígado de boi. Uma festa. Culpa do embargo norte-americano? Resultado da queda do Leste Europeu? José não vacila: ‘Para quem tem dólares não há embargo. A crise do Leste trouxe um agravamento da situação econômica. Mas, se CUBA é uma DITADURA, isso nada tem a ver com o bloqueio’.
Cuba tem quatro classes sociais:os altos funcionários do Estado, confortavelmente instalados em Miramar; os militares e os policiais; os empregados de hotel(que recebem gorjetas em dólar); e o povo.
‘Para ter um emprego num hotel é preciso ser filho de papai, ser protegido de um grande, ter influência’, explica Ricardo, engenheiro que virou mecânico e gostaria de ser mensageiro nos hotéis luxuosos de redes internacionais.
Certa noite, numa roda de novos amigos, brinco que, quando visito um país problemático, o regime cai logo depois da minha saída. Respondem em uníssono: Vamos te expulsar daqui agora mesmo’.Pergunto por que não se rebelam, não protestam, não matam Fidel? Explicam que foram educados para o medo,vivem num Estado totalitário, não têm um líder de oposição e não saberiam atacar com pedras, à moda palestina. Prometem, no embalo das piadas, substituir todas as fotos de Che Guevara espalhadas pela ilha por uma minha se eu assassinar Fidel para eles.
Quero explicações, definições, mais luz. Resumem: ‘CUBA é uma DITADURA COMUNISTA’.
Peço demonstrações: ‘Aqui não existem eleições’. A DEMOCRACIA participativa, direta, popular, é uma FACHADA para a MANIPULAÇÃO.
Não temos campanhas eleitorais, só temos um partido, um jornal, dois canais de televisão, de propaganda e, se fizéssemos um discurso em praça pública para criticar o governo, seríamos presos na hora’. Ricardo Alarcón aparece na televisão para dizer que o sistema eleitoral de CUBA é o mais DEMOCRÁTICO do mundo. Os telespectadores riem: ‘É o braço direito da ditadura.
O partido indica o candidato a delegado de um distrito; cabe aos moradores do lugar confirmá-lo; a partir daí, o povo não interfere em mais nada. Os delegados confirmam os deputados; estes, o Conselho de Estado; que consagra Fidel’.Mas e a educação e a saúde para todos? Ariel explica: ‘Temos alfabetização e profissionalização para todos, não educação. Somos formados para ler a versão oficial, não para a liberdade.
A educação só existe para a consciência crítica, à qual não temos direito. O sistema de saúde é bom e garante que vivamos mais tempo para a submissão’. José mostra-me as prostitutas, dá os preços e diz que ninguém as condena: ’Estão ajudando as famílias a sobreviver’.
Por uma de 15 anos, estudante e bonita, 80 dólares. Quatro velhas negras olham uma televisão em preto e branco, cuja imagem não se fixa. Tentam ver ‘Força de um Desejo’. Uma delas justifica: ‘Só temos a macumba (santería) e as novelas como alento. Fidel Castro já nos tirou tudo.Tomara que nos deixe as novelas brasileiras’.
Antes da partida, José exige que eu me comprometa a ter coragem de, ao chegar ao Brasil, contar a verdade que me ensinaram: em Cuba só há ‘rumvoltados’.  
Fonte:
Correio do Povo, Porto Alegre,  Juremir Machado da Silva(jornalista gaúcho, da ala da esquerda, que acompanhou o governador PETISTATarso Genro - linha trotskista - em "visita" a Cuba, não se sabe para quê)  

Um carro desgovernado passou sobre uma mureta e se espatifou no pátio de um posto de combustíveis, nesta madrugada, na Avenida SENADOR TEOTÔNIO VILELA, em CIDADE DUTRA, zona sul. O saldo foi a morte imediata de três ocupantes do veículo e graves ferimentos em outros dois. O acidente escancarou a periculosidade da via, a terceira mais fatal do trânsito da capital, segundo o Relatório de Acidentes de Trânsito Fatais de 2013 da CET. No ano passado, 20 pessoas morreram na Avenida SENADOR TEOTÔNIO VILELA, atrás apenas das marginais TIETÊ e PINHEIROS, campeã e vice-campeã do ranking das mais mortíferas da cidade. Nelas, 63 pessoas perderam suas vidas em 2013.

O Ministério Público Federal em SÃO PAULO apresentou à Justiça suas alegações finais no processo que busca a responsabilização criminal dos envolvidos no acidente do voo da TAM em julho de 2007 no Aeroporto de CONGONHAS. Cento e noventa e nove pessoas morreram na tragédia. O procurador da República RODRIGO DE GRANDIS defende que a ex-diretora da ANAC DENISE ABREU e o então diretor de Segurança de Voo da TAM MARCO AURÉLIO DOS SANTOS DE MIRANDA sejam condenados por atentado contra a segurança de transporte aéreo na modalidade dolosa. A pena máxima para os dois sobe de quatro para 24 anos.

Uma criança de 7 anos foi encontrada morta e com sinais de ter sofrido abuso sexual em um terreno baldio em GUARULHOS, ontem, domingo. Segundo o registro da ocorrência feito no 4º DP (PÍMENTAS), a menina estava com a irmã gêmea em casa quando a mãe saiu atrás do outro filho, de 12 anos, que não havia retornado de uma festa. Acionada, a Polícia Militar encontrou o corpo no terreno que fica na mesma rua da residência. Além dos sinais de violência sexual, a menina apresentava pernas e braços quebrados, ferimentos no rosto e marcas de estrangulamento no pescoço. O crime chocou até os PMs que atenderam o caso.

Por não aceitar o fim do relacionamento, o operador MESSIAS SANTOS, de 41 anos, matou a ex-mulher, a agente de higienização LUCIENE VIEIRA, 37 anos, a facadas na frente da casa dela, em COTIA, ontem à noite.

Famoso por organizar rolezinhos em shoppings da zona leste da capital, LUCAS LIMA, de 18 anos, foi morto após brigar em um baile funk em ITAQUERA, na madrugada do sábado. A policia investiga o que aconteceu.

O plano era apenas tomar uma cerveja após um dia de trabalho. Mas o ajudante geral GIVANILDO RODRIGUES FERREIRA, de 25 anos, acabou morto com um tiro no pulmão dado pelo vigilante JOSÉ CLÁUDIO LEITE, 32 anos, nesta madrugada, em um posto de gasolina no GRAJAÚ, na zona sul da capital. Preso pela PM, LEITE alegou em seu depoimento no 101º DP (JARDIM DAS IMBUIAS), onde o caso foi registrado, pensar que o jovem iria assaltar o local. FERREIRA, no entanto, morreu com as mãos para o alto. O estabelecimento fica a menos de cinco metros de sua casa.
LEITE foi detido tentando fugir no TERMINAL GRAJAÚ com o revólver calibre 38 com numeração raspada que usou no crime e 14 munições intactas. Populares contaram que era normal ele fazer disparos para o alto.

Trabalhadores das obras que compõem a infraestrutura da COPA DO MUNDO DE 2014 e das OLIMPIADAS DE 2016 estão em greve no RIO DE JANEIRO. Com isso, estão parados projetos como a Linha 4 do Metrô, a Transolímpica, a Transcarioca e o Parque Olímpico. A paralisação ocorre por conta de um impasse na negociação do reajuste salarial dos cerca de 30 mil trabalhadores que atuam nas obras. Eles reivindicam 10% de aumento, enquanto as empresas estão dispostas a pagar 9% de reajuste. Como o cronograma até o mundial de futebol está bastante apertado, é possível que alguns dos projetos nãos sejam entregues a tempo.

O atleta paraolímpico OSCAR PISTORIUS reafirmou, durante o seu julgamento que não tinha a intenção de matar sua ex-namorada, a modelo REEVA STENKAMP. Ele voltou a dizer eu a confundiu com um intruso em sua mansão - o crime aconteceu em fevereiro de 2013. “Todas as manhãs quando me levanto, são as primeiras pessoas nas quais penso e pelas quais rezo”, disse. Ele ainda citou ter pesadelos e sentir cheiro de sangue em casa. PISTORIUS foi o primeira atleta biamputado a disputar uma Olimpíada, em LONDRES, há dois anos.

O deputado federal ANDRÉ VARGAS (PT-PR), primeiro-vice-presidente da Câmara, pediu hoje licença da Casa pelo prazo de 60 dias para tratar “de assuntos de interesse particular”. Nesse período, ele ficará afastado tanto do mandato de deputado quanto do cargo de vice-presidente. VARGAS é acusado de envolvimento com o doleiro ALBERTO YOUSSEF, preso pela Polícia Federal na OPERAÇÃO LAVA JATO, que apura esquema de lavagem de dinheiro. No ofício encaminhado à Mesa da Câmara, VARGAS disse que continua à disposição para quaisquer esclarecimentos. No fim de semana, a revista “VEJA” revelou trechos de mensagens trocadas entre VARGAS e o doleiro. O deputado diz que vai ajudar YOUSSEF e tem como resposta: “Acredite em mim. Você vai ver o quanto isso vai valer. Tua independência financeira e nossa também, é claro”. Hoje, a Justiça Federal do PARANÁ enviou para o Supremo Tribunal Federal a parte da investigação da operação que contem os diálogos entre VARGAS e YOUSSEF. Também ontem, o PSOL entrou com nova representação na Mesa pedindo investigação contra o petista, depois que o primeiro requerimento do partido foi arquivado. O PSOL também pede apuração no Ministério Público. A legenda pede que sejam investigadas a utilização do avião particular pelo deputado, a relação entre ele e o doleiro e a conduta do parlamentar no âmbito do Ministério da Saúde.

Parte de uma das torres do MOINHO MOTRISA, uma fábrica de alimentos localizada em uma avenida de MACEIÓ (AL), desabou nesta tarde. De acordo com o SAMU, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. Uma estava em estado grave no final da tarde. A polícia vai investigar as causas do acidente. Todo o trigo que estava armazenado na torre ficou espalhado na via. Carros também foram soterrados pelo produto.

A família de CLÁUDIA SILVA FERREIRA, morta durante uma operação policial no MORRO DA CONGONHA, em MADUREIRA, na zona norte carioca, entrou com uma ação na Justiça contra o estado do RIO DE JANEIRO por danos morais e materiais pedindo um valor de mil salários mínimos para 13 familiares – cerca de 724 mil reais para cada. Ela foi arrastada pela viatura da PM. O marido de CLÁUDIA e seus oito filhos pedem ainda uma pensão vitalícia de aproximadamente 800 reais mensais.

O motorista FÁBIO HIROSHI HATTORI, de 27 anos, que atropelou e matou seis pessoas e feriu outras seis na Rodovia RAPOSO TAVARES, em SOROCABA, vai ser indiciado por três crimes. Cinco jovens atingidas por FÁBIO, que estava bêbado no momento do acidente, continuam internados. Todos foram atingidos enquanto aguardavam o ônibus no acostamento da pista após saírem de uma festa. FÁBIO teria dormido ao volante. De acordo com o delegado MARCELO CARRIEL, da Delegacia Seccional de SOROCABA, o condutor vai ser acusado por homicídio culposo com dolo eventual, quando assume o risco de matar, tentativa de homicídio e por dirigir embriagado. O inquérito deve ser concluído em, no máximo, dez dias. “Estamos esperando os laudos de velocidade e de frenagem para dar continuidade às investigações”, explicou o delegado MARCELO CARRIEL. Até hoje à noite, FÁBIO continuava preso. Ele foi transferido da cadeia de SÃO ROQUE para o Centro de Detenção Provisória de SOROCABA. A Justiça não determinou o valor da fiança. O advogado do jovem, MÁRIO DEL CISTIA, tenta soltar FÁBIO para que ele responda o processo em liberdade. “É uma fatalidade, uma tragédia, mas ele não é nenhum criminoso”, afirmou o defensor. Os seis jovens que morreram, todos com idades entre 15 e 19 anos foram enterrados hoje.  

Nove deputados federais começam amanhã a investigar as denúncias de que funcionários da PETROBRÁS teriam recebido propina da companhia holandesa SBM OFFSHORE. Enquanto não há uma decisão sobre a instalação de uma CPI no Congresso ou no Senado, a apuração sobre suspeitas envolvendo a estatal ficará nas mãos da comissão externa criada pela Câmara. O coordenador da comissão externa, deputado MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR-AL), disse que vai ouvir representantes dos órgãos que já investigam o caso, como o Ministério Público e a Advocacia Geral da UNIÃO.
Ladrões usaram um túnel de aproximadamente seis metros para roubar uma agência bancária no município de IRANDUBA, a 27 quilômetros de MANAUS. O início do túnel estava em um apartamento situado ao lado do banco, na Avenida AMAZONAS. O imóvel foi alugado a um grupo de pessoas. À polícia, o gerente do banco afirmou que uma quantia em dinheiro ainda não especificada foi levada do cofre. Policiais acreditam que os bandidos agiram no sábado e no domingo. 

Conhecido como um dos eternos astros mirins de HOLLYWOOD, MICKEY ROONEY morreu ontem, aos 93 anos. O ator estava doente há algum tempo e, segundo o site TMZ, morreu de causas naturais. Nascido em 1920, no BROOKLYN, em NOVA YORK, como JOSEPH YULE JÚNIOR, ele ganhou o nome artístico depois de interpretar o personagem MICKEY McGUIRE na serie de filmes de comédia de mesmo nome, apresentada entre 1927 e 1936. Um ano depois, ele estreou como ANDY HARDY na série cinematográfica “A FAMILY AFFAIR”, onde conheceu a atriz JUDY GARLAND, com quem acabou formando um par de sucesso de canto e dança. Ao longo de sua carreira, ROONEY atuou em mais de 250 filmes, alguns deles da época do cinema mudo. Entre suas produções de maior destaque, estão “BONEQUINHA DE LUXO” (1961), “DEU A LOUCA NO MUNDO” (1963), “O CORCEL NEGRO” (1979) – que lhe rendeu nomeação ao OSCAR de Melhor Ator Coadjuvante – e “UMA NOITE NO MUSEU” (2006). Seu trabalho mais recente foi na continuação “UMA NOITE NO MUSEU 3”, que será lançado até o fim do ano. Uma curiosidade na vida de ROONEY é que ele foi casado com oito mulheres, entre ela a atriz AVA GARDNER e a cantora BETTY JANE BAKER. Ele teve onze filhos e sete netos.      

2 015     :   -    TERÇA-FEIRA
Os laços que me unem ao CORPO MUSICAL DA PMESP são muito fortes. Começaram em 1963, quando, Aspirante a Oficial, fui classificado no BATALHÃO DE GUARDAS. Assim que assumi a função de secretário do Batalhão, passei a manter estreito contato com o Corpo Musical por vários motivos: O CM pertencia ao BG naquela época e tinha como amanuense o Sargento JOSELITO, que cuidava dos assentamentos dos componentes do Corpo Musical. Como tenente, dava aulas para soldados e cabos diariamente e nos intervalos entre as aulas ia ao Auditório MAJOR ANTÃO para assistir aos ensaios da banda, algo sensacional para o neófito aspirante. E assim continuou durante todo o tempo que servi no BATALHÃO DE GUARDAS, ou seja, até abril de 1966, quando fui transferido para a 2ª Companhia em Formação (3ª Companhia do 10º BP) em GUARULHOS.
Depois, em 1996, quando passei a pertencer ao quadro associativo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, os laços com o CORPO MUSICAL se fortaleceram. São quase 19 anos que conto com os maravilhosos músicos que abrilhantaram centenas de solenidades da nossa Instituição e que, tenho certeza, continuarão a estar conosco em 23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro e em inúmeras outras cerimônias onde a Sociedade Veteranos de 32-MMDC estiver presente.
Por isso, hoje vamos reviver todo um passado que, em instantes, volta à nossa mente, principalmente ao ler em minhas memórias as outras comemorações dos aniversários do CORPO MUSICAL. Ali, logo cedo, antes de começar a festa dos 158 anos da Unidade, passo por repartições do saudoso 2º BPChq, prédio que me recebeu como Aspirante a Oficial em setembro de 1963, então BATALHÃO DE GUARDAS. Depois, bem mais tarde, quando já era TENENTE-CORONEL, em novembro de 1986, sou transferido do CPA/M-1 (Área Centro) para comandar O 2º BPChq, instalado onde foi o velho BATALHÃO DE GUARDAS. Isso significa dizer que, nesse quartel que me recebeu Aspirante a Oficial em 1963, agora causaria ao então TENENTE-CORONEL a alegria de poder comandar uma Unidade de elite da PMESP. E somente deixei o 2º BPChq quando fui promovido a CORONEL, retornando ao CPA/M-1 como Comandante.
Nosso companheiro de bancos escolares, o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, que também pertenceu ao antigo BG, como Aspirante a Oficial, está ao meu lado nesta manhã excepcional. E da Sociedade Veteranos de 32-MMDC comparecem: FERNANDO MORENO, WILLIAM MASCARENHAS, ORÍTIA ABREU SERAFIM. Somos muito bem recebidos pelo atual Comandante do Corpo Musical, MAJOR MÚSICO PM EZEQUIEL ALVES DA SILVA e seus oficiais. No Auditório MAJOR ANTÃO vamos assistir a uma das mais significativas solenidades de aniversário do CM. Vão participar da mesa das autoridades o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador JOSÉ ROBERTO NALINI, Deputado Estadual ÁLVARO BATISTA CAMILO (eterno Comandante Geral da PMESP), Deputado Estadual PAULO LOPES ADRIANO LUCINDA TELHADA, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, Subcomandante da PMESP (representando o Cmt Geral); CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ (Diretor de Ensino e Cultura).        
Estão também presentes: CORONEL PM HELSON LEVER CAMILLI, da APMAL; CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX (Diretor de Pessoal); CORONEL PM MARIA APARECIDA YAMAMOTO (Chefe do Centro de Comunicação Social); CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA (APMTJ); CORONEL PM ELIANE NIKOLUK (Comandante do CPI-1); Vereador CAPITÃO PM CONTE LOPES; e dezenas de outras autoridades cujos nomes não me lembro agora.
Após o uso da palavra do Comandante do CORPO MUSICAL, vão ser entregues Láureas de Mérito Pessoal nos seus diversos graus, bem como a Medalha do "Sesquicentenário do Corpo Musical".  

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA
CORPO MUSICAL

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, outorga a Medalha "Sesquicentenário do Corpo Musical", instituída nos termos do Decreto Nº 57.218, de 05 de agosto de 2011, do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, ao Ilustríssimo Senhor
Cel PM MÁRIO FONSECA VENTURA
Presidente da Sociedade Veteranos MMDC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da arte e da cultura, de maneira a engrandecer o nome da Polícia Militar.

                                                                                 São Paulo, 07 de abril de 2015
RICARDO GAMBARONI
Cel PM Comandante Geral

EZEQUIEL ALVES DA SILVA
Maj Mús PM Comandante

É justamente no momento em que estou sendo agraciado com a Medalha, que me é entregue pelo Vereador CAPITÃO PM CONTE LOPES, que vêm à minha memórias os episódios mais significativos de minha vida profissional, como Aspirante a Oficial e 2º Tenente PM, no velho casarão que abrigou o BATALHÃO DE GUARDAS, quando fui Secretário e depois Chefe da FIF. Isso já faz mais de meio século, mas recordo como se fosse hoje, já velho coronel, com 78 anos de idade.
Podemos conversar com muitos amigos nesta solenidade, acertando problemas afetos à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que entra num momento muito difícil, com o processo eleitoral em pleno andamento. Para benefício da própria Sociedade algumas modificações vão precisar ser feitas, e isso vai contrariar algumas pessoas. Teremos, na próxima semana, já na segunda-feira, reunião da Diretoria Executiva e dos Presidentes de Núcleos e Comissões. Preciso fazer uma remissão aos meus dois últimos anos de presidência, procurando esclarecer pontos controversos, surgidos por desencontros de opiniões, que criam problemas sérios para a instituição.
Deixando o Corpo Musical, vou almoçar na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, onde posso conversar, também, com vários companheiros da Corporação sobre os últimos acontecimentos que envolvem a Polícia Militar e a Sociedade que presido.
Embarcando no ônibus CHÁCARA SANTANA, vou para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Ali encontro o nosso associado ANTONIO CARLOS ARISTIDES, que tem idéias importantes para o futuro do MMDC. Ele compareceu hoje ao CONDEPHAAT para ver em que pé está o processo de tombamento da área do TÚNEL DA MANTIQUEIRA e também passou pela Secretaria da Cultura, a fim de se inteirar de projetos que permitem incentivo cultural por parte da Sociedade.Ele os expõem numa tarde conturbada, mesmo porque iremos precisar de um deputado estadual para fins de medidas possibilitando viabilizar tais projetos. Várias pessoas querem falar comigo e isso interrompe, em certos momentos, a nossa conversa. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO mantém contato, via celular, sobre uma visita que o Subprefeito QUINTINO SIMÕES PINTO quer fazer ao Museu "MARIA SOLDADO", na próxima sexta-feira. Converso, via fone, com o Professor JOSÉ CARLOS BARROS DE LIMA, Coordenador no Núcleo MMDC OESTE-LAPA, que é o Diretor do Museu "MARIA SOLDADO", atualmente abrigado num sobrado do Colégio Santo Ivo. Ele só poderá nos atender na manhã da sexta-feira. Transmito ao GEORGE essa situação.
Outro problema importantíssimo diz respeito aos Ofícios de Outorga da nova Medalha da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, a "MEDALHA DRÁUSIO", que estão sendo confeccionados no gabinete do vereador NELO RODOLFO, Secretário do Conselho das Condecorações da Juventude Constitucionalista. Temos pressa em entregar esses Ofícios de Outorga às autoridades que já escolhemos em reuniões do Conselho.
Os assuntos são diversos e todos chegam ao mesmo tempo. Até uma senhora comparece à Sociedade, filha solteira de um combatente de 32. Mas ela não sabe se ele lutou a favor ou contra São Paulo. Fica difícil dar uma opinião diante de tantas dúvidas.
MARINEI ajuda no que pode, mas percebo que ela está atarantada diante de tantos problemas que surgem ao mesmo tempo. Com isso, muita coisa fica prejudicada.
Por volta das 16 horas deixamos o Monumento Mausoléu. WILLIAIM MASCARENHAS está conosco. Ele participou do evento no Corpo Musical e depois veio para o Obelisco. Procura ajudar no que pode.
MARINEI deixa-me em casa. Vejo que ela está preocupada com o processo eleitoral que deverá apresentar situações novas na semana que vem.

Nesta noite preocupo-me com as mais de 200 imagens que recebi do Corpo Musical, no sentido de lançá-las em meu blog. Depois de várias tentativas consigo fazer isso. Ao mesmo tempo, com fotos tiradas pela ORÍTIA ABREU SERAFIM e WILLIAM MASCARENHAS, é alimentada a minha página no FACEBOOK. Com isso, a repercussão da solenidade é extraordinária. Mas demanda tempo e paciência para produzir isso.

Durante lançamento do Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet, hoje, a presidente DILMA ROUSSEFF disse que as redes sociais têm sido utilizadas para disseminar preconceitos e ofensas. "Escondidas no anonimato, algumas pessoas se sentem à vontade para expressar todo tipo de agressão e difusão de mentiras, ferindo honra e dignidade das pessoas", destacou. Batizado de HUMANIZA REDES, o pacto reafirma a liberdade de expressão, mas visa ajudar a criar um ambiente virtual livre de discriminação. Entre as ações, está a criação da primeira ouvidoria de direitos humanos online.

As trapalhadas da presidente DILMA ROUSSEFF parecem não ter fim. Um dia depois de ter convidado o ministro da Secretaria da Aviação Civil, ELISEU PADILHA, para assumir a articulação política do governo e ouvir um sonoro "não, muito obrigado" do peemedebista, o titular do cargo, PEPE VARGAS, do PT do RIO GRANDE DO SUL, pediu demissão por se sentir desprestigiado pela chefe.
Sem alternativa e obrigada a dar mais espaço ao PMDB em meio a uma crise política e à necessidade de aprovação no Congresso de um pacote de ajuste fiscal, DILMA decidiu repassar as funções de PEPE VARGAS para o vice presidente MICHEL TEMER, mas sem nomeá-lo ministro. A Secretaria de Relações Institucionais pode até ser fechada agora.
A saída encontrada pela petista mostrou que ela não contava com a negativa de ELISEU PADILHA, indicado pelo próprio TEMER para o cargo com a promessa de que o PMDB encerraria a rebelião que provocou várias derrotas ao governo no Congresso. A ampliação do poder do maior aliado na área política do Palácio do Planalto foi um pedido feito pelo ex-presidente LULA a DILMA. Em março ela já tinha tirado da função o ministro da Casa Civil, ALOÍZIO MERCADANTE, que se safou de uma eminente demissão. PEPE VARGAS não tinha o apoio nem do PT para negociar com deputados e senadores.
Ao ficar sabendo pela imprensa que seria demitido, o titular das Relações Institucionais se adiantou e avisou que deixaria o cargo. Ele sequer participou da reunião com os líderes da base aliada nesta tarde.
Uma pessoa próxima a PEPE contou que, ainda na segunda-feira à noite, depois de ter vazado a informação que DILMA havia conversado com PADILHA, PEPE telefonou ao novo ministro EDINHO SILVA (Secretaria de Comunicação) para declarar sua insatisfação. Hoje a presidente confirmou que iria fazer a troca e sua saída era eminente.

O senador ALOYSIO NUNES FERREIRA protocolou hoje, o requerimento de criação e instalação de uma CPI para apurar esquema de desvios que resultaram em rombos bilionários em fundos de pensão das estatais desde 2003, quando o PT chegou ao poder. O tucano já tem as 30 assinaturas para começar a investigação. Os alvos são as administrações do POSTALIS (CORREIOS), PETROS (PETROBRÁS), FUNCEF (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) e PREVI (BANCO DO BRASIL). ALOYSIO lembrou que somente em 2014 o PREVI apresentou um rombo de 7,8 bilhões de reais e funcionários dos Correios, inclusive carteiros, brigam na Justiça para evitar uma redução de 25% - um quarto de seus salários - durante 15 anos para cobrir um rombo de 5,6 bilhões de reais no POSTALIS, fundo de pensão da estatal controlado pelo PT e PMDB. No discurso, ALOYSIO disse que os prejuízos são o fruto de atividades predatórias dos dirigentes desses fundos, ligados a partidos políticos e sindicatos que não protegem os trabalhadores que representam. O objetivo também é que a CPI proponha regras mais rígidas para proteger o patrimônio dos trabalhadores.

Policiais federais prenderam hoje, em SANTO ANDRÉ,  no ABC, HEITOR VALTER PAVIANI, apontado como o "maior fraudador da Previdência". O acusado tem 29 mandados de prisão e estava na lista dos 25 mais procurados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Segundo a PF, PAVIANI comandava uma quadrilha especializada em fraudes em benefícios previdenciários desde 2002. Os prejuízos aos cofres públicos estão estimados em 7 milhões de reais. Os suspeitos inseriam períodos em carteiras de trabalho visando qualificar o interessado como segurado junto ao INSS, que obtinha assim, aposentadoria por tempo de serviço.


Oito agentes que participaram da ação que resultou na morte de EDUARDO DE JESUS FERREIRA, de 10 anos, foram afastados pela Polícia Militar carioca hoje. O menino foi baleado na cabeça, no COMPLEXO DO ALEMÃO, na última quinta-feira. Dois foram afastados totalmente por terem tido participação direta. Os outros seis vão ficar prestando serviços internos e à disposição da Justiça para esclarecimentos. Ao mesmo tempo, a Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga a morte da dona de casa ELIZABETH DE MOURA FRANCISCO, de 40 anos, também moradora do ALEMÃO. Dezesseis pessoas já prestaram depoimento.   

A CRUZ VERMELHA confirmou a chegada de um primeiro avião com equipe médica ao IÊMEN e alertou que a situação humanitária em ADEN, principal cidade no Sul do país, é catastrófica. Novos combates entre os rebeldes xiiitas houthis, respaldados pelo IRÃ, e as forças leais ao presidente, apoiadas pela ARÁBIA SAUDITA, deixaram 140 mortos no SUL. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 540 pessoas morreram e 1,7 mil ficaram feridas em confrontos desde 19 de março. Pelo menos 74 crianças morreram e 44 ficaram feridas desde 26 de março.

Um homem e sete crianças de uma mesma família foram encontrados mortos em uma casa na cidade de PRINCESS ANNE, no sul do estado de MARYLAND. Policiais afirmaram que a família teria morrido intoxicada por monóxido de carbono de um gerador, ligado após a companhia de luz do município ter cortado a energia do imóvel. A polícia de PRINCESS ANNE disse ter encontrado os corpos dentro da casa, que estava trancada e sem sinais de qualquer distúrbio ou arrombamento.

2 016     :   -   QUINTA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL DE 7 DE ABRIL DE 2016:
Transferindo para reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel Med PM 883059-2 Zamir Calamita - 9º BPM/I - Marília/SP (TLTS e FRCTS DP-1180/16 - Pr. 7.058.483/16).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, o 2º Ten QEOPM 860706-A Luís Antonio Brentegani - 36º BPM/I - Limeira/SP (TLTS e FRCTS DP-1163/16 - Pr. 7.035.643/16).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 861240-4 Paulo Renato da Silva - Correg PM - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1162/16 - Pr. 7.080.661/16).

O Comandante do Corpo Musical, MAJOR Músico PM ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para a Solenidade alusiva ao 159º Aniversário do C Mus, ocasião em que será outorgada a Medalha "SESQUICENTENÁRIO DO CORPO MUSICAL".
07 DE ABRIL DE 2016 ÀS 10:00 HORAS
AUDITORIO "MAJOR JOAQUIM ANTÃO FERNANDES"
RUA DOUTOR JORGE MIRANDA, 367-A
LUZ - SÃO PAULO
Gostaria de estar presente nesta solenidade do CORPO MUSICAL, onde nosso vice-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, está sendo condecorado, nesta manhã, com a Medalha do Sesquicentenário do Corpo Musical. No entanto, tenho de presidir a entrega da MEDALHA MMDC no Centro Médico, com início marcado para 9 horas.
Há dias atrás o 1º TENENTE Méd PM VAROTTI mandou-me a lista dos médicos que irão ser agraciados hoje, DIA MUNDIAL DA SAÚDE, no Centro Médico da PMESP.
Boa tarde Cel Ventura,
Incumbiu-me o Sr. Diretor de Saúde, CEL MED PM Roberto Rodrigues Junior, encaminhar a Vsa. a lista de indicados para a Medalha MMDC a ser outorgada na Solenidade de Inauguração do Memorial Combatente de 32 e da Força Expedicionária Brasileira que ocorrerá no dia 07 dia de abril de 2016, dia Mundial da Saúde, no Centro Médico da PMESP.
Aguardo a aprovação de VSa. para emissão dos diplomas e ofícios de outorga e subsequente coleta de assinaturas de praxe.
Muito Obrigado.
LISTA DE AGRACIADOS:
1.Dr. Wilson Modesto Pollara - Secretário Adjunto da Saúde do Governo do Estado de São Paulo
2.Dr Marcelo Drügg Barreto Vianna – Presidente Pró-PM
3.TenCel Med PM Pedro Rebello de Carvalho – SubDiretor de Saúde
4.TenCel Med PM Sergio da Silva Martins – Chefe do Centro Médico PMESP
5.TenCel Med PM Almerindo Lourenço de Souza Junior  - Chefe do Departamento de Perícias Médicas PMESP
6.TenCel Med PM Cezar Angelo Galletti Junior – SubChefe do Centro Médico PMESP
7.TenCel Med PM Paulo Mitsuro Matsuo – Chefe do Departamento Técnico do CMED
8.Maj PM Marcio Necho da Silva – SubChefe do Centro de Reabilitação da PMESP
9.Maj Dent PM Gilberto Correia das Neves – SubChefe do Centro Odontológico
10.Maj Dent PM Celso Komoguchi Ogata
11.Maj Farm PM José Ferreira Marcos – Presidente da Associação de Oficiais da Saúde
12.Cap Vet PM Ricardo Lisak
13.Cap Med PM Antonio Augusto Nunes de Abreu – Chefe da Divisão de Medicina Tática
14.Cap Med PM José Augusto Tavares Monteiro
15. Cap Med PM Maria Teresa de Abreu Lopes
16.Cap Med PM Alexandre Sergio Gracia Mechenas
17.Cap Med PM Frederick Malta Buarque de Gusmão
18.Cap Med PM Georgiane Haluch Moletta
19.Cap Med PM Marcelo Carlos Cosme
20.1º Ten PM Paulo Roberto Souza Reis
21.1º Ten Med PM Luciano Bottura
22.1º Ten Med PM Henrique Magno Gabriel Gurgel
23.1º Ten Med PM Pedro Luiz Guimarães Costa
24.1º Ten Med PM Ricardo Streitas
25.1º Ten Med PM Roberto Capocio
26.1º Ten Med PM Carlos Eduardo Villas Boas Junior
27.1º Ten Med PM Alvaro José Faria de Souza
28.1º Ten Med PM Carolina Salim Gonçalves Freitas Chulam
29.1º Ten Fam PM Josélia Luvizotto
30.2º Ten Med PM Flávio Gnecco Lastebasse
31.1° Sgt PM Adenilson dos Santos Ugarte
32.1° Sgt PM Sergio Siqueira Rodrigues.

Para comparecer a essa solenidade, solicitei à minha secretária, MARINEI ÂNGELO CHALUB, a gentileza de me conduzir até o CENTRO MÉDICO. MARINEI, sempre prestimosa, comparece por volta das 8 horas, em casa, para me levar até o local da cerimônia.
Somos recebidos pelo DIRETOR DE SAÚDE DA PMESP, CORONEL Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR e demais médicos do nosso Hospital Militar.
Ali encontro o novo Coronel PM ALBERTO MALFI SARDILLI, que está comandando o CPA/M-7, GUARULHOS.
CORONEL PM MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ comparece ao evento e demonstra grande simpatia, como sempre, pelo MMDC. Vamos conhecer o Secretário Adjunto da Saúde do Governo do Estado, Dr WILSON MODESTO POLARA, e também o atual Presidente PRÓ-PM, Dr. MARCELO  DRÜGG BARRETO VIANNA.
FERNANDO MORENO (Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade); WILLIAM MASCARENHAS, Chefe do Estado Maior do Exército Constitucionalista; RODRIGO GUTENBERG, Presidente do Núcleo MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO); MARCELO COVATS (Secretário do Núcleo MMDC-NORTE), AMADO RÚBIO (acompanhado de sua esposa NADIR e de sua filha LÍGIA); ORÍTIA ABREU SERAFIM (Diretora da Juventude da Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC), são as pessoas que têm estreito vínculo com o MMDC.  
ORÍTIA ABREU SERAFIM, Diretora da Juventude da Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, coloca dezenas de imagens no FACEBOOK e assim se expressa:
Inauguração do Memorial do Herói Da Revolução Constitucionalista de 32 Da Força Expedicionária Brasileira. Meu filho Erich, doa sua farda da FEB para o memorial.
Marcelo Covatz,secretário do Nucleo Gen. Euclydes Figueiredo, doa o capacete da Revolução.
Professor Rodrigo Gutenberg Rlg, Presidente do Nucleo Gen. Euclydes Figueiredo, doa estatueta da Revolução, esculpida em madeira. Civis e Militares são agraciados.

Nesta noite, após refletir muito sobre a situação do Núcleo MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO", RESOLVO NOMEAR o Cmt do 23º BPMI como Presidente desse Núcleo.
PREZADO TENENTE-CORONEL PM HÉLCIO DA SILVA VIEIRA
Considerando que CRUZEIRO recebeu o título de Outorga do Título Honorífico de CAPITAL DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, LEI Nº 13.203, de 10 de setembro de 2008;
Considerando que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 2014 criou o NÚCLEO MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO", atualmente desativado por vários motivos;
Considerando que a Polícia Militar é herdeira da Força Pública do Estado de São Paulo, que, em 1932 foi o principal pilar do Movimento Constitucionalista;
Considerando que a hierarquia e a disciplina imperam na nossa Corporação;
NOMEIO O COMANDANTE DO 23º BPMI COMO PRESIDENTE DO NUCLEO MMDC-CRUZEIRO "CAPITÃO NECO", delegando as prerrogativas de montar a diretoria do Núcleo e marcar a data de reinauguração do mesmo, dando-me ciência em prazo suficiente para que a Sociedade esteja presente ao ato.
LUCIANA, que até agora se considera presidente do Núcleo, não irá gostar nada da medida que estou tomando. Mas isso se faz necessário visto problemas políticos que surgiram envolvendo o núcleo. Política não pode ser a meta dos núcleos e isso consta do Estatuto da Sociedade.

Usando camisetas da Polícia Civil e com uma falsa viatura descarecterizada, equipada com sirene, seis bandidos realizaram uma falsa blitz e conseguiram enganar um comerciante de 47 anos. A vítima foi sequestrada e teve sua família mantida refém ontem à noite, na VILA PRUDENTE, zona leste da capital.
Segundo a Polícia Militar, o empresário chegava em casa quando viu o falso bloqueio e parou seu carro. Três dos suspeitos fizeram a abordagem e o forçaram a entrar no veículo do bando, que ficou circulando com ele enquanto os demais entraram na residência.
Dentro do imóvel, renderam a mulher, a sobrinha e a mãe do comerciante, que foram amarradas e vendadas.
Enquanto "limpavam" a casa, uma viatura da Polícia Militar passou pelo local. Os agentes acharam estranho o fato de haver várias sacolas perto de dois veículos estacionados. Em cada um dos carros havia um criminoso.
"O local é residencial e estranhei aqueles homens parados nos carros e com as portas abertas. Na verdade, eles estavam esperando o outro comparsa, que estava dentro da casa, terminar de realizar o roubo", explicou a CABO PM MEIRE ALVES DE LIMA GONZAGA.
Ao perceber a chegada da viatura, GEORGE HERMES GONÇALVES, 41, entrou no carro onde estava RONALDO SANTOS CABRAL JÚNIOR, 31, e ambos fugiram. "Dispararam contra nós e depois perderam o controle, batendo contra uma árvore", disse a policial.
Dentro do veículo, os agentes encontraram sacolas com bebidas alcoólicas importadas, 2,1 mil reais em espécie e vários cheques preenchidos, totalizando 90 mil reais.
O suspeito que ficou para trás, dentro da casa, conseguiu fugir e avisou aos amigos que o plano havia dado errado. A vítima, então, foi libertada na MARGINAL TIETÊ. Esses últimos criminosos também conseguiram fugir levando o celular e a corrente do empresário.
Os parentes do comerciante viveram momentos de pânico nas mãos do trio que, a todo momento, fazia ameaças de morte e exigia saber onde estava o cofre da residência.

O motoboy WILLIAM FERREIRA GOMES, de 25 anos, foi preso em flagrante depois de roubar e atirar em um delegado do DEIC, hoje, na VILA OLIMPIA, zona sul. De acordo com o departamento o delegado FÁBIO PINHEIRO LOPES estava em uma viatura descarecterizada quando foi abordado pelo suspeito em uma moto. ele deixou o criminoso levar seus dois celulares e, depois que o ladrão foi embora, começou a persegui-lo. Em determinado momento, o delegado bateu a viatura contra a motocicleta, momento em que o suspeito caiu. Mesmo no chão, atirou contra o policial, que revidou e deteve o suspeito. Nenhum dos dois se feriu.

O homem morto com um tiro durante uma briga de torcedores de PALMEIRAS e CORINTHIANS, na manhã de domingo, na PRAÇA DO FORRÓ, em SÃO MIGUEL PAULISTA, na zona leste, é SINVAL BATISTA DE CARVALHO, de 53 anos. Seu corpo foi reconhecido por um irmão, nesta tarde.
CARVALHO foi identificado na última quinta-feira pelo Instituto de Identificação RICARDO GUMBLETON DAUNT por meio de planilha dactiloscópica (técnica que compara impressões digitais).
No dia seguinte, o DHPP produziu um retrato falado dele. Após a divulgação da imagem, o parente foi até o IML LESTE, em ARTUR ALVIM, para reconhecer o corpo.
Segundo a polícia civil, CARVALHO passava pelo local quando os torcedores iniciaram o confronto. Durante a briga, houve um disparo. Uma câmera de segurança mostrou o momento em que a vítima caiu. CARVALHO foi atingido no peito.
CARVALHO estava com 120 reais dentro do boné e não portava documentos, o que dificultou a sua identificação. A polícia conversou com várias moradoras e comerciantes da região que afirmaram não conhecer o homem baleado.
Testemunhas chegaram a dizer que ele estava saindo de uma missa. Porém, o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO foi ao local e ninguém da igreja reconheceu o homem. O corpo da vítima permanece no IML.
CARVALHO é natural de PARIPIRANGA, no interior da BAHIA. Os policiais ainda trabalham para identificar o autor do tiro e na identificação dos suspeitos que brigaram no Metrô. Do total de envolvidos na confusão, ocorrida em diferentes pontos da cidade e em GUARULHOS, 43 já foram identificados, segundo o secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES.

Policiais do DEIC estouraram, hoje, um laboratório de drogas em frente ao portão de uma escola pública, no ITAIM PAULISTA, zona leste. Foi apreendido um adolescente de 16 anos e presos TAÍS CRISTINA LEIRIANO DE ALMEIDA, 22, e YURI CARVALHO DA SILVA, 24. Este último tinha passagem por roubo na polícia.

O ministro GILMAR MENDES foi eleito, hoje, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele assumirá o cargo no dia 12 de maio. Um dos ministros mais críticos ao governo do PT, GILMAR MENDES, que substitui DIAS TOFFOLI, vai comandar o tribunal durante as eleições municipais deste ano e durante a análise do processo de cassação do mandato da presidente DILMA e do vice MICHEL TEMER. Além disso, será responsável pela continuação do cadastramento biométrico dos eleitores em todo o país.

O presidente nacional do PMDB, ROMERO JUCÁ, encaminhou hoje à Comissão de Ética do partido as representações pela expulsão dos ministros CELSO PANSERA (CIÊNCIA E TECNOLOGIA) e KÁTIA ABREU (AGRICULTURA) por "desobediência às decisões" do comando da legenda. No despacho, JUCÁ pediu "o processamento das representações com a maior rapidez possível para a satisfação da base partidária e dos representados". O PMDB anunciou por aclamação o desembarque do governo na semana passada, mas seis ministros ligados ao partido ainda continuam nos cargos.
O procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, disse que houve desvio de finalidade na decisão da presidente DILMA de nomear seu antecessor, LULA, para chefiar a Casa Civil. Para JANOT, ao dar o cargo para LULA, DILMA quis retirar as investigações contra o petista das mãos do juiz federal SÉRGIO MORO, que conduz a LAVA JATO na primeira instância, e transferi-las para o Supremo Tribunal Federal. O procurador afirmou que a atuação da presidente foi "fortemente inusual" e serviu para "tumultuar" as investigações.

O sítio SANTA BÁRBARA, em ATIBAIA, alvo das investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO por supostamente ser de LULA, foi furtado hoje. A polícia prendeu dois suspeitos nas proximidades da propriedade. Eles teriam levado garrafas de vinho e charutos da propriedade.

As campanhas vitoriosas de 2010 e de 2014 da presidente DILMA receberam ao menos 75 milhões de reais desviados das obras da usina hidrelétrica de BELO MONTE. Outros 75 milhões foram repassados ao PMDB. Os 150 milhões de reais representam 1% do valor que as construtoras responsáveis pela obra iriam obter pelos contratos firmados.
A acusação foi feita por OTÁVIO MARQUES DE AZEVEDO, ex-presidente da ANDRADE GUTIERREZ, em delação premiada homologada hoje pelo ministro do STF, TEORI ZAVASCKI. OTÁVIO e o ex-executivo da empreiteira FLÁVIO BARRA teriam apresentado uma planilha à Procuradoria-Geral da República do caminho do dinheiro sujo até chegar ao caixa da campanha da presidente.
Em 2014, a ANDRADE GUTIERREZ doou 20 milhões de reais para o comitê da eleição de DILMA. AZEVEDO não soube explicar quanto exatamente desse valor é propina porque, segundo ele, a empresa tinha um caixa único, formado por recursos irregulares desviados da BELO MONTE e também dinheiro legal. AZEVEDO afirmou também que doações feitas ao PT e ao PMDB nas eleições municipais de 2012 também tiveram origem ilícita.
O esquema envolve as maiores construtoras do país e começou a ser tirado do papel em 2010, quando aconteceu o leilão da BELO MONTE. ODEBRECHT, ANDRADE GUTIERREZ e a CAMARGO CORRÊA desistiram, na última hora, de apresentar proposta.        
O consórcio vencedor, liderado pelas QUEIROZ GALVÃO e MENDES JÚNIOR, chamou depois justamente as três derrotadas para participar da construção da usina. Elas ficaram com metade dos contratos. O valor da propina paga a PT e PMDB, segundo AZEVEDO, seguia o percentual de cada uma na obra.
DILMA não comentou o conteúdo da delação premiada do executivo e se limitou a criticar a divulgação do depoimento. A petista voltou a insistir na tese de golpe e disse que o vazamento "premeditado e direcionado" tem "o claro objetivo de criar ambiente propício" para tirá-la do cargo.
"Não é necessário provar, basta noticiar, basta acusar, basta usar de testemunhos falsos; basta, repito, vazar".
O ministro da Comunicação Social, EDINHO  SILVA, que foi tesoureiro da campanha de reeleição de DILMA, disse que a delação de ANDRADE GUTIERREZ é "mentira ou manipulação".

ANGELINA JOLIE não está nada bem de saúde. Pelo menos é o que garante o tablóide inglês "THE NATIONAL ENQUIRE". Segundo a publicação, a atriz estaria sofrendo de um câncer e paranóia, além de estar com anorexia e pesando somente 35 quilos. Fraca e lutando pela vida, JOLIE teria sido levada pelo próprio marido, o ator BRAD PITT, para o hospital, onde ela permaneceria internada.
Ainda de acordo com o tablóide, BRAD não estaria nada contente com o estado de saúde da mulher e teria até ameaçado pedir o divórcio caso ela não começasse a se alimentar corretamente. Os dois são pais de seis filhos.
Essa notícia ainda não está confirmada pela assessoria do casal.

A última aparição de JOLIE foi no dia 16 de março, quando ela visitou um campo de refugiados sírios próximo a ATENAS, na GRÉCIA. Na ocasião, JOLIE já tinha impressionado os presentes e fotógrafos por conta da magreza, gerando comentários a respeito de seu estado de saúde.  

Nenhum comentário: