domingo, 15 de maio de 2016

11 DE MAIO DE 2016 - QUARTA-FEIRA



D I A     O  N  Z  E     D E     M  A  I  O     D  E       2016       -        QUARTA-FEIRA.    
79 anos, quatro meses e 14 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 307º DO ANO 66º - MÊS 11º
57 anos e 340 dias na PMESP.
57 anos e 91 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 697 dias – 494 788 horas.
52 anos e 248 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
27 anos e 61 dias no Posto de Coronel – 338 meses
4 anos e 309 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 347 dias CORONEL - 24 anos e 149 dias na reserva.
10 904-261 512                         10 347-248 256                              10 610-253 788.
DIA DE SÃO AFONSO NAVARRO OVIEDO. Sacerdote diocesano em EL SALVADOR, foi assassinado em 11 de maio de 1977, junto a um jovem de 14 anos, por causa de seu envolvimento com os oprimidos pelo regime. Quatro homens armados invadiram a casa paroquial e o crivaram de balas. Antes de morrer, pediu para ser sepultado em sua capela. Afirmou ainda que sabia quem o matou, mas perdoava  o criminoso.
DIA DOS SANTOS ABADES DE CLUNY. De 926 a 1156, a ABADIA DE CLUNY (FRANÇA) teve vários abades santos: ODON (926-942); MAJOLO (965-994); ODILON (998-1048); HUGO (1049-1109) e PEDRO, O VENERÁVEL (+ 1956).

1148 a. do livro mais antigo que se tem conhecimento, datado de 11 de maio de 868 e encontrado nas grutas de DUNHUANG, na região chinesa de XINJIANG (SINKIANG). São discursos de BUDA para o seu discípulo SUBHUTI. Por volta de 1040, o alquimista chinês PI CHENG usou argila cozida para produzir os primeiros tipos móveis, os quais podiam ser reutilizados após a impressão, porque as letras eram entalhadas separadamente. O conhecimento dos tipos móveis chegou à EUROPA muitos anos depois e foi aperfeiçoado pelo alemão JOHANNES GENSFLEISCH GUTENBERG (1400-1468) que, em 1438, começou a fazer impressões com tipos de metal, que proporcionavam maior nitidez à escrita. Uniu os tipos metálicos em palavras, frases, parágrafos e, finalmente, páginas. Seu livro mais famoso é a BÍBLIA DE GUTENBERG, impressa entre 1451 e 1456. Em 1448, GUTENBERG se associou a JOHANN FUST, que financiou a criação da imprensa. A sociedade dos dois terminou em 1455. FUST processou GUTENBERG e exigiu que ele lhe entregasse seu material como pagamento do empréstimo. Isso levou GUTENBERG à ruína. Na Antigüidade e no começo da Idade Média, os livros eram manuscritos e consistiam em rolos de papiro ou de pergaminho. Na EUROPA, livros formados por páginas costuradas em uma lombada surgiram no século XIII. Mas ainda eram manuscritos, o que os tornavam raros e caros. Os chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros, usando blocos de madeira com caracteres talhados. Passava-se tinta nesses blocos, que eram, em seguida, aplicados ao papel. Os primeiros livros tratavam de magia ou de temas escolares.
197 a. uma frota espanhola sai de EL CALLAO para sufocar o movimento de Independência que surgia nas colônias da AMÉRICA, em 11 de maio de 1819.
167 a. morre FRANCISCO ORTEGA, poeta e político mexicano, em 11 de maio de 1849.
143 a. GUERRA DE CUBA: morre nos campos de JIMAGUAYÚ o patriota IGNÁCIO AGRAMONTE, que lutou pela independência do país no dia 11 de maio de 1873.
135 a. fundação da Igreja Positivista do Brasil, em 11 de maio de 1881, por MIGUEL DE LEMOS, inspirado no pensamento de AUGUSTE COMTE. No século XIX, seus militantes, sobretudo os republicanos, defenderam a separação do Estado e Igreja e criaram o atual desenho da Bandeira Nacional, concebido por TEIXEIRA MENDES e executado por DÉCIO VILLARES, com o lema positivista “ORDEM E PROGRESSO”.
122 a. nasce a bailarina MARTHA GRAHAM em 11 de maio de 1894. Falece em 1o. de abril de 1991.
118 a. GUERRA DE CUBA: a frota norte-americana bombardeia a cidade de CÁRDENAS, em 11 de maio de 1898. O DIÁRIO POPULAR publica: o concerto que se está fazendo no VIADUTO não passa de remendos. Estamos convencidos disto porque somente as tábuas estragadas por completo é que são substituídas e isto mesmo só as de cima. O assoalho primitivo que está quase de todo deteriorado pela umidade fica ainda suportando não se sabe como o novo revestimento.
Ultimamente tem-se dado nesta capital umas cenas pouco edificantes de detenção de algumas crianças encontradas mendigando nas ruas e praças públicas. Lembramos às autoridades, e principalmente aos encarregados do policiamento urbano, que se abstenham das violências de que foram vítimas ainda ontem duas menores conduzidas para a repartição central.
Continuamente temos reclamado dos poderes competentes as suas vistas para o Mercado de verduras da Rua de SÃO JOÃO, que se acha em um estado lastimável, tanto a higiene como em relação à sua conservação, pois o seu solo está afundando completamente.
Os insurretos cubanos recusaram-se a fazer aliança com as tropas americanas a fim de dar combate campal ao exército espanhol, continuando a atacar as forças espanholas com as suas guerrilhas. 
113 a. nasce a cantora lírica BIDU SAYÃO em 11 de maio de 1903.
112 a. nasce SALVADOR DALI em FIGUERAS, na região da CATALUNHA, no nordeste a ESPANHA, no dia 11 de maio de 1904, e morre na mesma vila em 23 de janeiro de 1989, vítima de uma parada cardíaca. A criação de SALVADOR FELIPE JACINTO DALI DOMENECH está distribuída entre museus e coleções no mundo inteiro. Além de pintor, DALI também foi romancista. Publicou ROSTOS OCULTOS, o único romance editado com fragmentos censurados na época de seu lançamento na FRANÇA. “A única diferença entre um louco e eu é que eu não estou louco”. Com essa frase, SALVADOR DALÍ resume um ponto essencial e para muitos incômodo: seu exacerbado exibicionismo, para inseparável de sua arte.
111 a. da publicação do discurso pronunciado pelo presidente da República dos EUA, ROOSEVELT, insistindo na necessidade de se construir uma marinha poderosa para reafirmar o monroismo e proteger os interesses comerciais do ATLÂNTICO e PACÍFICO. Preconizava uma política no estrangeiro franca, cortês e respeitosa dos direitos alheios. Em 11 de maio de 1905, os jornais também traziam a notícia do “telantógrafo”, de invenção do engenheiro KARL GRUNH, aparelho destinado a prestar grandes e importantes serviços principalmente ao comércio. Aplicável a qualquer linha telefônica e não impedindo o funcionamento simultâneo desta, transmitia a palavra escrita a qualquer distância como autógrafo, com todas as características da letra.
105 a. REVOLUÇÃO NO MÉXICO: é firmada a paz entre os revolucionários e o presidente PORFÍRIO DIAZ, em 11 de maio de 1911.
105 a. (JAHU) Será organizada uma companhia para a construção de uma vila operária composta de 50 prédios, dividindo-se de 4 casas higiênicas e confortáveis, construída no estilo do Jardim Operário de MILÃO. Notícia transmitida pelo ESTADO em 11 de maio de 1911.
104 a. (LONDRES) O FINANCIER, ocupando-se das finanças brasileiras, considera a situação geral boa, mas critica a persistência de déficit e do papel moeda que, a seu ver, comprometem o saldo do ouro. Acrescenta que a mensagem presidencial merece louvores.
103 a. nasce ESMERALDO FIGUEIRA FILHO em 11 de maio de 1913. Lutou pela Revolução Constitucionalista de 1932, pertencendo ao 2º REGIMENTO DE CAVALARIA DIVISIONÁRIA. Estivemos com esse veterano em 26 de novembro de 2006, numa solenidade no TIRO DE GUERRA 02-020, da cidade de LIMEIRA. LEONARDO LELLIS, em 2009, entrevistou o veterano e escreveu o seguinte:
            Serra da Bocaina, São José do Barreiro/SP – Setembro de 1932
Oito patrulheiros paulistas que integram o Batalhão Coluna da Montanha, uma subseção do 2º Regimento de Cavalaria Divisionária (2º RCD), preparam uma emboscada para um pelotão de soldados legalistas que se aproxima de uma garganta situada entre dois morros.
Ao tomar conhecimento da aproximação do inimigo, o comandante do grupo de revolucionários, conhecido como sargento “Gauchinho”, se entrincheira com dois companheiros a cerca de 15 metros de distância da porteira de madeira que fecha a garganta. Ele também ordena que três soldados fiquem de prontidão na elevação à direita e que os dois restantes fiquem à esquerda.
A estratégia é simples, pois é definida em cima da hora. Uma granada deverá ser atirada, no momento certo, na retaguarda dos inimigos, para que não fujam. Ao mesmo tempo, eles serão atacados pelos fuzis nos flancos e pelo potente “FM” (fuzil-metralhadora) do sargento Gauchinho, que está posicionado no centro e auxiliado por dois municiadores.
Um dos municiadores, o cabo Esmeraldo Figueira Filho, de 19 anos, percebe, entretanto, que a porteira está apenas encostada. Rapidamente, o jovem combatente corre para fechá-la com o trinco de ferro para dificultar, ainda que pouco, a passagem da tropa da ditadura, que deve ser composta por, aproximadamente, 10 integrantes.
Minutos de tensão são vividos pelos os constitucionalistas, que podem ouvir os passos dos combatentes adversários se aproximarem. Quando os dois primeiros chegam à entrada da garganta, uma advertência verbal é feita pelo sargento Gauchinho.
– Alto lá, soldados!
A resposta para o aviso é um palavrão. Surpresos ao descobrirem a presença dos patrulheiros, os dois legalistas que vão à frente escancaram o portão, preparados para combater.
Inexperiente, o voluntário do flanco direito encarregado de jogar a granada fica com medo e hesita. Para piorar a situação, o fuzil-metralhadora do sargento Gauchinho enguiça e não dispara. Mas, para a sorte do batalhão paulista, os fuzileiros nas encostas atiram e acertam os invasores, matando um na hora e ferindo o outro em três lugares. Ao notar a cilada, o restante da tropa ditatorial foge amedrontado.
Nenhum constitucionalista é ferido, mas, mesmo assim, acabam tendo de lidar com o soldado inimigo baleado, que está morrendo de medo. “Os superiores dele diziam que os paulistas não faziam prisioneiros, mas fuzilavam na hora”, conta Esmeraldo, aos 95 anos de idade completos em 11 de maio de 2008.
Terminadas as operações da Coluna da Montanha na Serra da Bocaina, os constitucionalistas enterram o combatente que abateram e, com um prisioneiro sob custódia, retornam ao acampamento do 2º RCD. Para a surpresa de todos, o comando superior acabara de dar ao regimento a ordem de retirada, o que foi feito “de maneira organizada”, de acordo com Esmeraldo.
Após este último combate em São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, chegava ao fim a Revolução Constitucionalista para Esmeraldo que, hoje em dia, indaga: “Quando será que o ser humano vai acabar com as guerras, revoluções e toda sorte de violência?”
“Abençoada família Leite”
Nascido em 1913, Esmeraldo Figueira Filho perdeu a mãe aos 4 anos de idade e foi internado pelo pai no Asilo de Órfãos de Bragança Paulista. Naquela cidade aprendeu a ler e a escrever e, quando completou 7 anos, foi retirado do asilo por seu pai, assim que ele se casou pela segunda vez.
Na casa da família, na cidade de Sorocaba, Esmeraldo viveu somente até os 17 anos. “Tive um problema muito grande com a família, porque meu pai era alcoólatra, então pra evitar mais problemas eu saí de casa. Mas sempre me dei muito bem com a minha madrasta”, explica o ex-combatente, que foi morar numa pensão de presbiterianos, também em Sorocaba.
A pensão era propriedade do casal Joaquim e Maria Leite, que tinham quatro filhos, José, Lúcio, Joaquim e Orminda, todos moradores da estalagem e membros da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Os Leite passaram a ser a família de Esmeraldo, que chegou a namorar Orminda por algum tempo, embora não houvesse nada oficial. O veterano lembra ainda que fez outros bons amigos pensionistas, como o reverendo Rodolfo Garcia Nogueira e o seu futuro comandante na revolução, sargento Gauchinho. “Eu nunca soube se ele era sargento da ativa de verdade, ou se era um apelido. Sei que ele foi voluntário também”, sorri Esmeraldo ao fazer o comentário.
Na residência nova, Esmeraldo, a exemplo dos amigos, passou a ir à igreja presbiteriana. “Comecei a freqüentar a igreja, sem compromisso. A convivência com a família Leite foi muito importante na minha vida espiritual, não só pelo testemunho deles como família, mas, e principalmente, o de dona Maria que, embora não soubesse ler e escrever, era uma cristã extraordinária.”
Segundo o veterano, mesmo quando ele morava no abrigo de órfãos, onde fez primeira comunhão, já buscava conforto em Deus. “Confessava a cada quinze dias e comungava todo dia”. Apesar disso, Esmeraldo também afirma que depois de ter deixado o asilo, ficou sem religião dos 7 aos 17 anos, no período em que morou com o pai. “Toda a religiosidade vivida no asilo, sem o conhecimento das Escrituras Sagradas, não me impediu de ficar 10 anos sem religião, mas, por certo, serviu para impregnar o meu íntimo espiritual que é imanente em todo ser humano.”
Com boa aparência e namorado da filha da pensão, Esmeraldo logo começou a ser alvo de inveja de um dos pensionistas, que era chamado de Roque. “Ele era coveiro do Cemitério Municipal. Um moço simples, musculoso, mas parecia não regular muito bem da cabeça”, diz o ex-revolucionário. “Ele vivia espionando a moça e vigiando o nosso namoro.”
Posteriormente, Esmeraldo e Roque se desentenderiam quando o coveiro afirmou, diante da família Leite, que estimava Orminda como “uma irmã carnal”. Incrédulo com as palavras, Esmeraldo disse que duvidava da afirmação, e os dois foram conversar no jardim.
“Quando revelei que, de cima da mangueira do quintal, o vi tentando espiar a Orminda tomar banho, ele sacou um punhal e conseguiu riscar o meu peito”, conta. “Eu corri, peguei um pedaço de madeira para enfrentá-lo, mas a dona Maria o segurou e evitou uma tragédia. No final, ele acabou a ferindo mais do que a mim. Depois fizemos as pazes”, conclui o veterano, que afirma que o coveiro foi preso anos mais tarde por cometer um assassinato.
O chamado do dever
Esmeraldo já completava dois anos morando na pensão da família Leite quando teve início a Revolução Constitucionalista de 1932.  Ao saber da intenção de seus melhores amigos, Lúcio, Joaquim e o sargento Gauchinho de se alistarem como voluntários, Esmeraldo decidiu que também deveria se juntar a eles, pelo forte sentimento de amizade.
Juntos, os quatro pensionistas buscaram a sede da sociedade secreta revolucionária MMDC da cidade de Sorocaba e entraram como voluntários nas linhas paulistas. “Eu pensava que a revolução ia durar bastante mesmo, então fui logo como voluntário, porque achei que mais tarde era capaz de vir uma convocação para aqueles que não se alistaram espontaneamente”, lembra o veterano. “Na época eu não conhecia o ideal pelo qual lutávamos, mas sabia que se São Paulo estava indo à guerra, era porque tinha razão.”
Como a maioria dos batalhões do interior do Estado de São Paulo, a turma de Esmeraldo foi transportada de trem para a capital para realizar treinamentos, numa verdadeira banda de irmãos. “No dia do embarque, grande caravana de irmãos esteve presente cantando hinos e fazendo orações pela proteção divina para os voluntários. E adiantou, porque nenhum de nós, pelo menos, foi ferido.”
Antes de chegar à São Paulo, no entanto, “alguns incidentes” fizeram com que os irmãos Leite fossem separados do grupo. Esmeraldo e o sargento Gauchinho seguiram para a capital, onde se engajaram no 2º Regimento de Cavalaria Divisionária. “Não sei o que aconteceu com o Lúcio e o Joaquim durante a revolução. Sei que não foram feridos”, revela o ex-constitucionalista. “O Joaquim voltou para Sorocaba, casou-se, teve filhos e eu o visitei em 1996, antes de ele falecer. O Lúcio, que sempre teve boa cultura, viveu no Rio de Janeiro, entrou para o Exército, constituiu família e foi reformado como general. Eu e a Ruth, minha esposa, conversamos com ele, pela última vez, por nove minutos ao telefone, em 13 de abril de 1997.”
Em São Paulo, Esmeraldo, que não era reservista do Exército, e o sargento Gauchinho receberam treinamento militar. “Tivemos não sei quantos dias de movimento, aprendizado, preparo físico, corrida na cidade e tudo que se faz num pelotão.”
Terminada a preparação, o veterano e seu companheiro de pensão formaram, com outros voluntários e soldados da ativa, o Batalhão Coluna da Montanha, que combateu no Vale do Paraíba, em São José do Barreiro, uma das cidades mais castigadas pela guerra.
Depois de uma viagem estafante, a tropa montou acampamento e, logo na primeira noite, o comandante designou Esmeraldo, um soldado da ativa e um voluntário como sentinelas. Os três seguiram para um morro à frente do batalhão com a promessa de que, após duas horas, seria feita a troca da vigília.
No alto do morro, Esmeraldo teve de enfrentar dois fortes inimigos, que não foram soldados do exército federal, mas sim a escuridão e o frio de julho. “Fez-se um escuro que eu nunca havia vivenciado. Nos meus 19 anos, enxergava muito bem, no entanto, não conseguia sequer distinguir os meus companheiros, nem qualquer outra coisa que estivesse ao nosso lado”, expõe o ex-revolucionário. “Fora isso, o frio nos gelava, mesmo protegidos com as mantas.”
As horas corriam e ninguém vinha para substituí-los. Esmeraldo, que ouvia sempre dizer que “uma sentinela morre, mas não abandona o posto”, aceitou um acordo com os amigos de só abandonar o posto se, e quando o companheiro da ativa decidisse. O que logo aconteceu. “Começamos a descida do morro colocando as mãos no chão e deslizando para baixo, pois não se enxergava nada”, afirma o veterano. “Por fim, conseguimos chegar ao acampamento e soubemos que haviam se esquecido de nós. Mesmo assim, o companheiro recebeu uma forte repreensão do comandante.”
No dia seguinte, o Batalhão Coluna da Montanha deu continuidade às suas ações e cavou uma trincheira em outro morro, pois já era esperado um combate quando escurecesse. Sabendo do breu que costumava tomar conta da região, o comandante instruiu os soldados em que direção atirar assim que começasse a ofensiva inimiga. Durante a noite o combate foi inevitável e Esmeraldo lembra bem dos zunidos das balas cortando o ar. “Tivemos vários combates de longe e, pela movimentação, pelos tiros e pelo barulho, parecia que o inimigo estava em número muito maior.”
Mesmo assim, a Coluna da Montanha, em sua primeira batalha, conseguiu fazer com que a companhia adversária recuasse. “Nós chamávamos os soldados inimigos de ‘jagunços’, e houve um momento em que eles estavam fugindo e eu disse: ‘Não é pra fugir, não! Se fugir, nós atiramos!’”, brinca o veterano.
Ao amanhecer, Esmeraldo contou 50 cápsulas de balas disparadas por ele. “Só não sei se acertei alguma”, sorri.
Apesar de lembrar com bom-humor de alguns episódios da revolução, Esmeraldo passou também por grandes dificuldades com o desenrolar da maior guerra civil brasileira. Uma delas, segundo ele, foi a falta de alimento. “No começo ainda tinha comida mais ou menos boa, mas, depois, lá no front, não tinha nada de comer. Chegamos a passar vinte dias comendo só carne de boi ou de vaca, que a gente mesmo matava e assava sem nenhum tempero.”
Depois de várias outras batalhas, trocando tiros com o inimigo na trincheira, Esmeraldo, o sargento Gauchinho e mais seis companheiros formaram uma patrulha de reconhecimento, que lutou unida até os últimos dias da guerra. “Acredito que pelo menos 80% do tempo que durou a revolução eu estive em combate”, diz o veterano. “Infelizmente, aos 19 anos, não dei o valor devido ao fato e, por descuido, perdi todas as recordações da revolução: farda, mochila, mantra, cantil, botas, polainas, esporas, dois capacetes de aço – sendo um redondo e outro oval, um facão de quase meio metro e pentes de balas. Somente consegui guardar duas fotos, fardado, tiradas quase no final da revolução. Se soubesse que deveria guardar tudo e escrever alguma coisa sobre o assunto na época, eu podia até ter anotado em algum lugar, mas não fiz nada”, lamenta.
Com o final da Revolução Constitucionalista e a derrota em armas dos paulistas, Esmeraldo não teve a patente de cabo validada, mas faz um balanço positivo da atuação da Coluna da Montanha no conflito. “Da minha turma não morreu ninguém, mas da patrulha inimiga um foi abatido e outro teve ferimentos leves e ficou morrendo de medo quando foi capturado por nós. Mas ainda bem que todos nós voltamos pra casa.”
Atualmente, em Limeira
Viúvo desde 1 de outubro de 2008, Esmeraldo viveu 72 anos com a esposa, Ruth Gomes Figueira. Morou na cidade de Limeira, no interior do Estado de São Paulo, onde possuia um clube de quadras de tênis, esporte que praticava todas as terças e quintas-feiras, por 40 minutos, com impressionante vitalidade, aos 95 anos. ESMERALDO já faleceu.
Segundo o jornal A Gazeta de Limeira, ainda viviam na cidade, em 1997, 12 veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932, sendo que outros 47 eram falecidos. Em 2004, permaneciam 4 vivos e, em 2008, restavam dois ex-constitucionalistas: Esmeraldo Figueira Filho e Ulisses Rodrigues de Oliveira.
Como todo ex-combatente de 1932, Esmeraldo recebía, desde 1982, pensão vitalícia fixada, em 1997, em R$300,00. “Mas, em 2002, escrevi uma carta para o governo assinada pelos quatro sobreviventes da revolução residentes em Limeira. O pedido de reajuste só foi atendido em outubro de 2005, quando a pensão passou para R$450,00 mensais, sendo que só chegou a beneficiar o Ulisses e eu.”
Este fato, no entanto, não tira o orgulho de Esmeraldo de ter lutado pela volta do estado de direito no Brasil. “Em agosto de 2005, o Ulisses e eu recebemos um convite de uma escola para desfilar na comemoração da independência do Brasil, em 7 de setembro. Para isso comprei farda, polaina, espora, peguei um capacete de aço emprestado pelo Museu Municipal e desfilamos. Eu, fardado, ao passar em frente ao palanque oficial, bati continência para o prefeito e autoridades presentes, e parece que gostaram!”, exclama. “Aqui em Limeira também é costume fazer um desfile todo dia 9 de julho, em homenagem a 1932. E eu participo sempre”, conclui sorridente o veterano.
100 a. nasce CAMILO JOSÉ CELA, escritor espanhol, em 11 de maio de 1916. Ganha o Prêmio NOBEL de 1989. 
  91 a. Nasce o escritor RUBEM FONSECA. O “pai da literatura policial brasileira” nasce em 11 de maio de 1925. Em 1963, publicou “OS PRISIONEIROS”; em 1965, “A COLEIRA DO CÃO”; em 1967, “LÚCIA McCARTNEY; em 1973, “O CASO MOREL” e “O HOMEM DE FEVEREIRO OU MARÇO; em 1975, “FELIZ ANO NOVO”; em 1979, “O COBRADOR”; em 1983, “A GRANDE ARTE”; em 1986 “BUFO &SPALLANZANI”; em 1988, “VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS”; em 1990, “AGOSTO”; em 1992, “ROMANCE NEGRO E OUTRAS HISTÓRIAS”; em 1994, “CONTOS REUNIDOS”; em 1995, “O BURACO NA PAREDE”; em 1996, “ROMANCE NEGRO, FELIZ ANO NOVO E OUTRAS HISTÓRIAS”; em 1997, “HISTÓRIAS DE AMOR, E DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO SÓ AMORES GUARDEI AO MEU CHARUTO”; em 1998, “A CONFRARIA DOS ESPADAS”; em 2000, “O DOENTE MOLIÈRE”; em 2001, “SECREÇÕES, EXCREÇÕES E DESATINOS”;  em 2002, “PEQUENAS CRIATURAS”; em 2003, “DIÁRIO DE UM FESCENINO” e em 2004, “64 CONTOS DE RUBEM FONSECA”.  
  88 a. primeiras emissões regulares de TV são realizadas em NOVA YORK, em 11 de maio de 1928.
  86 a. morre JÚLIO ROMERO DE TORRES, pintor espanhol, em 11 de maio de 1930.
  83 a. Nasce o produtor de cinema EDUARDO COUTINHO em 11 de maio de 1933. Estudou cinema na FRANÇA e dirigiu programas do GLOBO REPÓRTER nos anos 1970. Principal filme de COUTINHO: “CABRA MARCADO PARA MORRER”, em 1984. Seu filme “O FIM E O PRINCÍPIO” estreou nas telas em 18 de novembro de 2005. Concentra-se em moradores idosos de um pedaço do sertão, ouve deles relatos sobre a seca, sobre a infância com a enxada na mão, sobre amores e casamentos, até chegar a uma questão recorrente: a consciência da finitude, a relação com a própria morte, a certeza e o imponderável do fim.
  80 a. nasce CARLOS LYRA, compositor e músico brasileiro, em 11 de maio de 1936.
  75 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: LONDRES sofre o mais duro bombardeio aéreo, em 11 de maio de 1941.
  75 a. Nasce o Capitão PM Res. OLIVEIRA em 11 de maio de 1941.
  72 a. começa a ofensiva aliada na ITÁLIA, em 11 de maio de 1944.
  70 a. morre PEDRO HENRIQUE OREÑA, escritor dominicano, em 11 de maio de 1946.
  64 a. JOSÉ REMÓN ganha as eleições presidenciais no PANAMÁ, em 11 de maio de 1952.
  61 a. Nasce o marido da MARGARIDA, PAULO ISHIKAWA, em 11 de maio de 1955.
  61 a. da criação do CORPO ESPECIAL FEMININO, em 11 de maio de 1955. O decreto 24.548 dizia o seguinte:
JÂNIO QUADROS, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, decreta:
Artigo 1º - Fica criado junto à Guarda Civil e diretamente subordinado ao seu diretor, um Corpo de Policiamento Especial Feminino.
Parágrafo Único – A esse Corpo serão atribuídas tarefas de policiamento às quais, pela sua natureza, melhor se ajuste o trabalho feminino em razão de sua formação psicológica peculiar, as que se referem à proteção de menores e mulheres.
Artigo 2º - Os componentes desse Corpo em número não superior a 50 (cinqüenta) serão admitidos na categoria de extranumerários mensalistas, observando o disposto na Lei n º 1.309, de 29 de novembro de 1951, vencendo os salários da referência F.G. 27, dentro das possibilidades das dotações orçamentárias.
Artigo 3º - São requisitos para a admissão no Corpo de Policiamento Especial Feminino:
I – Ser brasileira;
II – Ser solteira, ou viúva sem encargo de família;
III – Ter idade superior a 24 anos (vinte e quatro) e inferior a 38 (trinta e oito) anos;
IV – Ter no mínimo 1,63 (um metro e sessenta e três centímetros) de altura;
V – Ter capacidade física comprovada;
VI – Estar em gozo com os direitos políticos;
VII – Ter bons antecedentes, comprovados em investigação social de caráter eliminatório;
VIII – Ter sido aprovada em concurso de provas, realizado na Escola de Polícia.
Artigo 4º - A Escola de Polícia estabelecerá um curso adequado às finalidades do Corpo de Policiamento Feminino.
Artigo 5º - A reprovação no curso que se refere o artigo anterior implicará na dispensa das funções.
Artigo 6º - As integrantes do Corpo de Policiamento Especial Feminino usarão uniforme adequado.
Artigo 7º - As atribuições do Corpo de Policiamento Especial Feminino, regime didático, programas e duração de cursos na Escola de Polícia, plano de uniforme, investigação social e outros atos necessários à execução do presente decreto, serão regulados pela Secretaria da Segurança Pública.
Artigo 8º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio do Governo do Estado de São Paulo, em 12 de maio de 1955.
JÂNIO QUADROS
Honorato Pradel
Publicado na Diretoria Geral da Secretaria do Estado dos Negócios do Governo, aos 12 de maio de 1955
Carlos de Albuquerque Seiffarth
Diretor Geral    
O DIRETOR DA GUARDA CIVIL era o CORONEL JOSÉ HIPÓLITO TRIGUEIRINHO, da FORÇA PÚBLICA. Para estruturar o CORPO DE POLICIAMENTO ESPECIAL FEMININO, recém criado, foi designada a Advogada e Professora DOUTORA HILDA MACEDO, defensora da tese sobre a sua criação. A primeira Comandante da Polícia Feminina foi a DOUTORA HILDA MACEDO (falecida em 15 de setembro de 2005) e a primeira Subcomandante a PROFESSORA EURYDICE DA SILVA COSTA (falecida em 15 de setembro de 1997).
  56 a. não há uma “certidão de nascimento” oficial da pílula anticoncepcional, mas, em geral, a data mais aceita é 11 de maio de 1960. Foi nesse dia que o governo dos EUA aprovou a venda do ENOVID, a bisavó das pílulas atuais, como contraceptivo. Desde 1957, ele já era liberado para tratar de distúrbios menstruais graves. A paternidade do invento é creditada a GREGORY PINCUS (1903-1967), biólogo americano e especialista em reprodução humana, que desenvolveu testes experimentais em PORTO RICO. Para a tarefa ilegal nos EUA, PINCUS havia sido recrutado em 1951 pela viúva milionária KATHARINE McCORMICK e por MARGARET SANGER, ativista do controle de natalidade. Elas o desafiaram a criar algo seguro, barato, eficiente e que fosse tão fácil de se tomar quanto uma aspirina.
  56 a. morre JOHN D. ROCKEFELLER, industrial norte-americano, em 11 de maio de 1960.
  56 a. serviços secretos israelenses capturam o criminoso de guerra ADOLF EICHMANN em BUENOS AIRES e o conduzem a ISRAEL, em 11 de maio de 1960.
  52 a. das anotações feitas em 11 de maio de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 11º - DIA 307º - 5 anos e 341 dias na FORÇA PÚBLICA – 248 dias como ASPIRANTE – 235 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta data inicio a minha penúltima semana como ASPIRANTE A OFICIAL. Agora já me sinto mais tranquilo quanto a promoção a 2º TENENTE no dia 24 de maio do corrente ano.
Viajo com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI. Tratamos de nossas aulas para o Preparatório à Escola de Cabos. Segundo os dados que temos, recebemos até a presente data 60 mil cruzeiros. Essas aulas deverão prosseguir até vésperas dos exames.
No BG o Comandante NÓBREGA marca a reunião do Conselho de Administração para 8 horas. O C.A. vai me tomar todo o tempo da manhã, pois foi demorado devido a inexperiência do 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA em sua primeira prestação de contas no Batalhão.
A 9ª reunião do C.A. do presente ano foi composta do tesoureiro, secretário e as pessoas que fazem propriamente a reunião: Presidente (Cmt NÓBREGA) – Relator (MAJOR ALOÍSIO) e VOGAL (1º TENENTE SINÉSIO, Cmt da 2ª Companhia). Amanhã prosseguirá  C.A. reunido.
Na Secretaria o serviço atrasou, mas providenciamos a documentação mais urgente.
Nessa data dou aula para meus alunos e são 15:25 horas quando deixo o Batalhão. Tomo o ônibus VILA ALBERTINA e nele me encontro com TIA IRENE. Faz muito tempo que não visito minha tia e estivemos conversando sobre uma série de coisas: tio EDUARDO  arrumou serviço, pois desde o princípio do ano estava desempregado.
Passo pelo CFA após ter recebido um telefonema do SARGENTO LEÃO na semana passada.  Comunicava que 15 subtenentes e sargentos se reuniram para que eu lhes desse aulas preparatórias para o concurso de ingresso no Quadro de Oficiais Auxiliares de Administração (Q.O.A.A).
Ali me encontro com os subtenentes FERRAZ, OSCAR e sargentos GARCIA, LEÃO, MELLO e muitos outros. Reuniram-se hoje para o estudo das aulas a lhes serem ministradas.
Ficou acertado que darei aulas às segundas, terças, quinta e sextas feiras das 17:30 às 19 horas no CFA. Cobrarei dois mil cruzeiros de cada um e essas aulas terão início na próxima quinta-feira, dia 14.
Ainda converso no CFA com os TENENTES CARVALHO e TASSO, chegando em casa às 18:30 horas.
Pela televisão assisto: REPÓRTER ESSO e o sexto capítulo da novela A GATA.       
  51 a. dos acontecimentos narrados na data de 11 de maio de 1965 (terça-feira). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 306º - 6 anos e 341 dias na FORÇA PÚBLICA - 353 dias como 2º TENENTE - 600 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Faço a viagem matinal para o BG às 5:45 horas, com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN e soldado MARCONDES, meus ex-auxiliares na secretaria da Unidade, de onde sai no dia 15 de março para assumir a CHEFIA DA FIF.
No BG resolvo um caso pendente com a FIAÇÃO MATARAZZO sobre dados do TENENTE-CORONEL Res EDUARDO SOPHIA, que agora vai exercer cargo de importância nessa indústria.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES finalmente conseguiu acertar a carga do 15º BP, ainda constando como sendo do BG e parece que vamos ter um Inquérito Policial-Militar pela frente, a respeito de 3 metralhadoras PONTO 45 que desapareceram no Serviço de Material Bélico, sendo de nossa carga.
Terminadas as preocupações com relação ao balancete de abril, a FIF entra num período de relativa calma. Nestas condições até posso "emprestar" o SARGENTO VALÉRIO para o tesoureiro do CORPO MUSICAL, a fim de acertar o balancete de abril daquela nova Unidade.
Sobre minha mesa está o movimento de caixa do dia 5 do corrente. Assino-o e já o levo para o sub-comandante conferir. Os chamados "trâmites legais" na FP é que faz a coisa demorar. Esse movimento, para ficar em condições de entrar no balancete, é capaz de demorar uns três dias para ser assinado pelo subcomandante e comandante.
No BG temos sempre após o expediente uma reunião de oficiais, na sala do sub-comandante. Ali é que tecemos comentários sobre o dia que se finda e sobre os casos surgidos em nossos diversos tipos de trabalho. O nosso colega TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA, que ainda está à disposição  da CRUZ AZUL, mas trabalhando normalmente no Batalhão, não anda lá muito bem de saúde. Sua doença é psicológica e vem de há muito. Acontece que com o acúmulo de serviço (diga-se de passagem que o RUI nunca gostou de se apressar com coisa alguma) ele se torna mais neurastênico.
À tarde, como venho fazendo desde ontem, procuro revisar os dias de fevereiro de 1955, onde, ao mesmo tempo, faço ligeira recordação de meus tempos de estudo de FÍSICA, para o exame de segunda época no I CIENTÍFICO, coisa que foi um martírio para mim, naquele tempo.
A aula para os cabos é de Aritmética. O frio não os convida muito para o estudo. Hoje temos a presença de quatorze cabos. Tarde deixo o BG, chegando em casa quando são quase 22 horas.
  50 a. dos apontamentos realizados em 11 de maio de 1966 (quarta-feira). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 305º - 7 anos e 341 dias na FORÇA PÚBLICA - 718 DIAS COMO 2º TENENTE - 36 DIAS NA 3ª COMPANHIA DO 10º BP.
Não durmo bem à noite. Levanto várias vezes de madrugada e isso vai fazer com que passe do horário de ir para GUARULHOS, onde o expediente de hoje é pela manhã.
Levanto somente às 8 horas. Apronto-me rapidamente e tomo o ônibus VILA AURORA às 8:20 horas. Desço na altura da PONTE GRANDE e embarco no GUARULHOS - VIA DUTRA.
Chego na Companhia depois das 9 horas. O CAPITÃO JAIR ainda não chegou. Mais tarde, com o ASPIRANTE NUNES FERNANDES, dou um pulo na MICROLITE. Nosso problema é ainda aquele: arrumar gasolina para o nosso jeep. Parece que a coisa está bem encaminhada. Falta agora falar com o senhor FRANCISCO GREBBI,que hoje se encontra em SÃO PAULO.
Tento arrumar uma viatura para buscar material no Serviço de Intendência. Acontece que ninguém consegue nada com as viaturas da delegacia.
O expediente nada mais apresenta de interessante. Encerrando-o às 13 horas. Em casa, almoço lá pelas 15 horas. Descanso durante o resto da tarde. À noite, assisto capítulos dos seriados IMPÉRIO SUBMARINO - A ARANHA NEGRA e o filme BRONCO.
  46 a. Nasce SÉRGIO LUIZ DE ARAÚJO em 11 de maio de 1970, em KALORÉ (PR). O goleiro do PALMEIRAS estréia contra a MATONENSE com vitória por 4 a 3 em 1992. No ano seguinte foi o goleiro titular nas conquistas do PAULISTA, do RIO-SÃO PAULO e do BRASILEIRO. Em 1994, reserva no time bicampeão PAULISTA e BRASILEIRO. Em 1995, foi para o FLAMENGO no segundo semestre. Em 1996, voltou ao PALMEIRAS, mas foi emprestado à INTER de LIMEIRA. Em 1997, defendeu a INTER de LIMEIRA e depois foi para a PORTUGUESA. Em 1998, emprestado ao VITÓRIA. Em 1999, retornou ao PALMEIRAS e foi campeão da LIBERTADORES na reserva de MARCOS. Em 2000, campeão do RIO-SÃO PAULO na reserva e na COPA DOS CAMPEÕES como titular. Em 2001, foi titular apenas no TORNEIO RIO-SÃO PAULO. Em 2002, amargou a queda para Segunda Divisão. Em 2003, campeão da Série B no banco de reservas. Em 2004, ficou na reserva na maior parte da temporada. Em 2005, ganhou a confiança de LEÃO e só teve seu contrato renovado devido à interferência do treinador na época. Em 2006, sofreu uma operação e perdeu a posição para DIEGO CAVALIEIRI. Encerrou sua história no PALMEIRAS. 
  46 a. da visita do GENERAL AUGUSTO DE OLIVEIRA PEREIRA, Inspetor Geral das POLICIAS MILITARES DO BRASIL, ao Secretário da Segurança Pública, CORONEL EB DANILO DARCY DE SÁ DA CUNHA E MELLO. O titular da pasta apresentou ao IGPM o CORONEL EB CONFÚCIO DANTON DE PAULA AVELINO, comandante geral da PMESP, bem como os oficiais da milícia que servem em seu Gabinete, auxiliares e assessores. Também no dia 11 de maio de 1970, o BOLETIM GERAL da PMESP publicava a resolução do comando geral adotando, para toda a PM, os uniformes previstos no regulamento da extinta FORÇA PÚBLICA.
  45 a. um acordo comercial de livre intercâmbio entre a Comunidade Econômica Européia e ISRAEL é firmado no dia 11 de maio de 1971. 
  43 a. falece o ator LEX BAXTER, um dos TARSANS do cinema, no dia 11 de maio de 1973.
  40 a. embaixador da BOLÍVIA, GENERAL ZENTENO ANAYA, é assassinado em PARIS por desconhecidos, em 11 de maio de 1976. Os principais suspeitos são integrantes da Brigada Internacional CHE GUEVARA, em 11 de maio de 1976.
  39 a. da visita do CAO-77 à EMBRAER e CTA, em 11 de maio de 1977.
  37 a. das seguintes anotações em 11 de maio de 1979: reunião no gabinete do Comandante nesta manhã de sexta-feira. Passam para a reserva os Coronéis PM HERNANI BENEDITO DE TOLOSA e CARLOS JOSÉ CHIARAMONTE SPANÓ.
HERNANI nasceu em 31 de agosto de 1930. Entrou para a Força Pública em 12 de março de 1947. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1952. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1953; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1957; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1962; MAJOR – 15 de dezembro de 1967; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1971. Não tenho a data de sua promoção a CORONEL.
SPANÓ nasceu em 12 de outubro de 1929. Entrou para a Força Pública em 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1952. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1953; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1956; CAPITÃO – 24 de maio de 1962; MAJOR – 24 de maio de 1967; TENENTE-CORONEL – 12 de novembro de 1969; CORONEL – 15 de dezembro de 1975.
Teremos demonstração do material de choque para o Exército, dia 17, no Stand de Tiro da APMBB. Comentamos também o arrefecimento dos movimentos grevistas.
Por volta das 13:30 horas a viatura 338 vem me buscar. Vou com o MAJOR PM NIOMAR CYRNE BEZERRA ao Stand de Tiro do BARRO BRANCO. Ali, os oficiais: CAPITÃO PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, CAPITÃO PM CAMARGO, TENENTE PM PESSIN estão nos esperando para verificação do local para a Demonstração de Material de Choque a 2ª DIREÇÃO DE ENSINO em 17 de maio.
No 1º BPChq encontro o CAPITÃO PM ÉDSON FERRARINI. O PM MENESES trouxe de GUARULHOS uma Certidão de Antecedentes Criminais sobre a minha pessoa referente ao Processo do CASO VIANA. Finalmente em 20 de janeiro de 1977 foi transitada em julgado e extinta a punibilidade pela prescrição. O CASO VIANA foi um fato lamentável na minha vida, ocasionada por vingança de determinados oficiais que faziam falcatruas em GUARULHOS, na famigerada 2ª Companhia Independente. A antiga 3ª Companhia do 10º BPM (SANTO ANDRÉ) foi formada pelos soldados de mau comportamento daquele batalhão. VIANA era um deles.  
O Ato Público dos Professores na PRAÇA DA REPUBLICA deixa o choque em alerta.
Mais tarde, já em casa, assisto na TV: a PM realizará Campanha de Vacinação; inaugurado um novo trecho da Avenida TATUAPÉ; professores municipais que estiveram em greve já estão trabalhando; no ABC, acordo entre Patrões e Empregados não permitirão movimento grevista; Falecimento do SENADOR JOÃO BOSCO, de AMAZONAS; Explosão de uma fábrica de munição em ISRAEL; CARTER e BREJNEV reunir-se-ão em VIENA no mês de junho.   
  36 a. do encerramento de uma greve de metalúrgicos no ABC que teve a duração de quarenta e um dias. Essa greve começou em 1º de abril e terminou em 11 de maio de 1980. Na época, servindo ao CPChq, sob o comando do CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, quase que diariamente íamos para o ABC, onde o Comandante Geral, GENERAL ARNALDO BASTOS DE CARVALHO BRAGA comandava pessoalmente o dispositivo policial militar montado.
  35 a. COSTA RICA rompe relações diplomáticas com CUBA, em 11 de maio de 1981.
  35 a. falece o cantor BOB MARLEY, em 11 de maio de 1981, aos 36 anos. Nasceu em 3 de fevereiro de 1946. Há controvérsia quanto à data de seu nascimento (3 ou 6 de fevereiro). Foi vítima de um câncer cerebral, depois de ter espalhado pelo Planeta inteiro o balanço do reggae, sua poesia engajada e o orgulho negro. Ele sabia da doença desde setembro e chegou a fazer radioterapia. Seu corpo foi enterrado na JAMAICA. Cerca de 100 mil pessoas foram ao funeral, do dia 21 de maio de 1981. FAUZI BEYDOUN, cantor da TRIBO DE JAH assim se pronunciou: “Estava no meu quarto, em SÃO PAULO, ouvindo rádio, quando foi dada uma nota da morte de BOB MARLEY. Fiquei chocado. Sabia que ele tinha alguma doença, mas não estava atualizado quanto ao seu estado de saúde.”
  34 a. falece LUCAS NOGUEIRA GARCEZ.  Governador do Estado de São Paulo no período de 1951/55. Nasce em 9 de novembro de 1913 e falece em 11 de maio de 1982. Membro da Academia Paulista de Letras (1958), Diretor da CIESP. Presidente da CESP, no período de 1966/75. Presidente da ARENA–SP, em 1970. Presidente da ELETROPAULO, em 1979/82.
  33 a. violentos conflitos em SANTIAGO DO CHILE ocorrem entre manifestantes e a polícia, na jornada nacional de protesto contra a ditadura de PINOCHET, em 11 de maio de 1983. Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas.  
  32 a. ARDITO BARLETTA é eleito presidente do PANAMÁ, no dia 11 de maio de 1984.
  31 a. um incêndio destrói uma tribuna do campo de futebol de BRADFORD CITY, no norte da INGLATERRA, no dia 11 de maio de 1985. Cerca de 52 pessoas morreram.
  31 a. falece o ator CHESTER GOULD, em 11 de maio de 1985.
  29 a. falece o CAPITÃO PM Res PEDRO ALVES DE CARVALHO, em 11 de maio de 1987. Outras anotações nesta data: chove bem nesta segunda-feira. A temperatura caiu bastante. Deixo LUCINDA com uma gripe complicada por ter-me acompanhado numa ronda na noite de ontem.
No 2º BPChq recebo a visita do TENENTE-CORONEL PM MENDES. Ele é o comandante interino do CPChq. Vem prestigiar a despedida do MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO. Às 10 horas reunimos todos os oficiais para esse episódio triste na Unidade. Leio o elogio que fiz ao MAJOR PM RENATO e faço-lhe a entrega da Láurea de Mérito Militar em 2º grau. Ele bem a merece pelos leais serviços prestados ao Choque. Vai servir agora no CPA/M-1 com o TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO e TENENTE-CORONEL PM BIO (Chefe do EM e Comandante Interino, respectivamente). O MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES assume o Sub-comando da Unidade.
Na hora do almoço faço uma reunião com os oficiais do reservado. Tenho de tomar certas medidas com relação à greve dos bancários, cujo desencadeamento deverá acontecer a zero hora de 12 de maio. Uma companhia ficará de prontidão na base; a ROCAM irá para a Avenida PAULISTA e um pelotão estará sediado, a partir das 6 horas, na 2ª Companhia do 2º BPMM, em SÃO MIGUEL PAULISTA (para ser usado em reintegração de posse, se for necessário).
Continua chovendo nesta tarde. Recebo a visita do TENENTE DULCINEIO. Me pedir explicações quanto a um exame médico e mantenho contato com o TENENTE-CORONEL PM Méd SALOMÃO sobre esse assunto.
Em casa, encontro LUCINDA com febre de 39 graus. MARLENE vai buscar um enfermeiro para lhe aplicar uma injeção. É a gripe que lhe pegou de vez. Nosso neto, PAULO CÉSAR, também está resfriado.
Um tribunal francês iniciou hoje o Julgamento do CARRASCO DE LYON – KLAUS BARBIE – atualmente com 73 anos de idade. Durante três horas KLAUS BARBIE ouviu a leitura das acusações.   
  28 a. falece o espião do século KIM PHILBY, em 11 de maio de 1988.
  27 a. GENERAL ANDRÉS RODRIGUEZ é proclamado presidente do PARAGUAI, em 11 de maio de 1989. Quatro dias depois, ele toma posse do cargo e promete defender um sistema democrático.
  27 a. CUBA e VENEZUELA restabelecem suas relações diplomáticas, no dia 11 de maio de 1989, após dez anos sem contato.
  27 a. da entrega do DIPLOMA DA GRATIDÃO para os CORONÉIS PISANI e VENTURA pela CAPEMI, no dia 11 de maio de 1989. O PISANI comandava o Policiamento Metropolitano da Capital e eu era o CHEFE DO EM-CPC.
  27 a. da instalação do telefone 9133576 em casa, em 11 de maio de 1989. Esse telefone foi vendido em 16 de março de 1994.
  26 a. transferência para a reserva: Coronel PM LINEU GUARDIANO e Tenente-Coronel PM ROMEU SALGADO, em 11 de maio de 1990.
  25 a. ANGOLA se converte formalmente em um país com sistema pluripartidário, em 11 de maio de 1991.
  24 a. do seqüestro da irmã de SÍLVIO SANTOS - SARA SOARES, na TIJUCA, em 11 de maio de 1992.
  24 a. da visita à fábrica INA, em SANTO AMARO, com PASSOS, ARLINDO e LUÍS, em 11 de maio de 1992.
  22 a. falece o GENERAL de EXÉRCITO DILERMANDO GOMES MONTEIRO, em 11 de maio de 1994.
  22 a. do suicídio do escritor americano e veterano da GUERRA DO VIETNÃ, LEWIS PULLER JÚNIOR, com um tiro na cabeça, em 11 de maio de 1994.
  22 a. do início da campanha de rua do senador FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, aos pés da gigantesca estátua do PADRE CÍCERO, anunciando uma arrancada rumo ao PALÁCIO DO PLANALTO, em 11 de maio de 1994. No momento, FHC negou ser ateu, o que não fez em 1985, quando foi derrotado na disputa pela prefeitura de SÃO PAULO. Na ocasião, declarou-se um homem de fé e ouviu por três vezes a oração cantada sobre a vida do PADRE CÍCERO. Ele começou a pedir votos diretamente da população em troca do compromisso de acabar rapidamente com a inflação.
  21 a. falece o historiador Dr. ADRIANO CAMPANHOLE, em 11 de maio de 1995. Serviu no Batalhão ANHANGUERA, nos setores de BARRETOS, FRANCA, SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, CACONDE e CAMPINAS, na REVOLUÇÃO DE 32. Nasceu em 22 de dezembro de 1912. 
  19 a. nasce o filho da antiga funcionária da Sociedade Veteranos de 32-MMDC - MARIA DO SOCORRO – em 11 de maio de 1997. Outros apontamentos nesta data: na manhã deste domingo assisto o GP DE MÔNACO pela GLOBO, no circuito de MONTECARLO. Cometendo um erro primário, os carros de JACQUES VILLENEUVE e HEINZ-HARALD FRENTZEN usam pneus lisos, para asfalto seco, na hora da largada, apesar da chuva. Aí fica muito fácil para o alemão MICHAEL SCHUMACHER. Ele simplesmente dá um passeio em MÔNACO e faz a FERRARI ser campeã no principado onde não ganhava desde 1981. RUBENS BARRICHELLO fica com um ótimo segundo lugar. EDDIE IRVINE chega em terceiro; OLIVIER PANIS em quarto; MIKA SALO em quinto; GIANCARLO FISICHELLA é o sexto. Apenas dez carros completam a prova.
A classificação do Mundial fica sendo:
1º MICHAEL SCHUMACHER – 24 pontos
2º JACQUES VILLENEUVE 20 pontos
3º EDDIE IRVINE – 14 pontos
4º DAVID COULTHARD, HEINZ-HARALD FRENTZEN, GERHARD BERGER e MIKA SALO – cada um com 10 pontos
5º OLIVIER PANIS – 9 pontos
6º RUBENS BARRICHELLO – 6 pontos
Terminada a corrida, depois de duas horas de duração, rumo para POÁ, levando os presentes para minha mãe (hoje é DIA DAS MÃES): um pudim feito pela LUCINDA e a imagem de NOSSA SENHORA DE LURDES. LUCINDA irá logo mais para a casa de sua mãe.
Almoço sozinho com minha mãe. O CARLOS está com sua família em SANTOS. O ADALVO, MARIZETE e FELIPE vão almoçar com a mãe do ADALVO. Minha mãe conta que ontem faleceu uma das filhas da NINOCA, pessoa muito conhecida em POÁ. Diz ela que a mulher do CIDO – MARIA LUÍSA – ainda não foi operada. Reclama ela dos vizinhos que construíram um cômodo assobradado e fizeram muita sujeira no seu terreno. Felizmente na semana passada esse cômodo foi rebocado e pintado.
Descansamos após o almoço até às 16:40 horas. Minha mãe me acompanha até o portão, na partida, sempre acompanhada de sua bengala. Ali, ainda conversamos com o CIDO.
Regressando a GUARULHOS, venho ouvindo SÃO JOSÉ 1 x SÃO PAULO 1, resultado que classifica o SÃO PAULO para disputar o quadrangular do Campeonato Paulista ao lado do CORINTHIANS e de mais dois times que sairão dos últimos jogos: PALMEIRAS, SANTOS ou PORTUGUESA.
Hoje foi realizado em JACAREPAGUÁ, o GP DO BRASIL da Fórmula INDY. Venceu PAUL TRACY. Em segundo chegou GREG MOORE; em terceiro SCOTT PRUET; em quarto ALESSANDRO ZANARDI/ em quinto RAUL BOESEL; o brasileiro GIL DE FERRAN ficou apenas com a 11ª colocação.
A francesa MARY PIERCE venceu a espanhola CONCHITA MARTINEZ e ficou com o título do ABERTO DE TÊNIS DE ROMA.
O ucraniano ANDREI MEDVEDEV é o campeão do ATP TOUR DE HAMBURGO, na ALEMANHA. Venceu na final o espanhol FÉLIX MANTILLA.
CORONEL PM HERMES BITTENCOURT CRUZ, um dos teóricos da PM diz que a “PM proposta por COVAS lembra ditadura”. Fala da Constituição de 1967 e parece que misturou os canais de sintonia. Acho uma idéia desfocada e sem sentido.    
  18 a. do assassinato do padre AFONSO NAVARRO OVIEDO, em 11 de maio de 1997, em sua casa paroquial, a tiros.
  18 a. ÍNDIA realiza três testes atômicos subterrâneos no deserto de RAJASTHAN, no dia 11 de maio de 1998, produzindo uma revolta internacional. Com as explosões, o país passou a integrar o grupo das potências declaradas do mundo. Outras anotações nesta data: 200 mil pessoas são prejudicadas na manhã desta segunda-feira pela greve relâmpago dos ferroviários, que parou as composições da linha leste variante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), das 4 às 9 horas. Viajo no EXPRESSO BRASILEIRO até a Estação TIETÊ. Ali embarco no Metrô, descendo na SÉ. Encontro no MMDS todo acarpetado. É uma idéia do OREZ, que nesta manhã está fazendo uma palestra no CRAZ, junto com ELÁDIO. Comentamos o caso de FORTALEZA e a doença do cantor LEANDRO. SÃO PAULO vive problemas de greves anunciadas: metroviários, professores. Além disso há passeata de camelôs no centro da cidade.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC o CORONEL ARY CANAVÓ preocupa-se com as eleições no CLUBE MILITAR, onde ele concorre numa chapa de oposição. Como sempre, fala mal do presidente FHC e a situação financeira no MMDC continua na estaca zero. O atendente VALMIR não mais trabalha no MMDC. Arrumou emprego melhor. Com isso, dona MARIA desdobra-se. Converso, por telefone, com o CORONEL PM Res LORENCINI e CREMYLDE, aniversariantes. Também, com os veteranos THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO e SEVERINO DOS SANTOS. Recebo um documento do TENENTE-CORONEL PM PIMENTA, Diretor de Ensino e Instrução Interino. Está sendo marcada para amanhã uma reunião preparatória na DEI acerca da missa de 23 de maio. Em casa, LUCINDA quer que eu forneça um cheque de 350 reais para a MARLENE acertar o pagamento numa serralheria. Com isso, fica comprometido o cheque especial. Deverá onerar o pagamento meu de maio. Jogo xadrez no computador. Melhoro bastante. Faleceu dona ODYSSÉA THOMAZ TENÓRIO DA ROCHA MARQUES esposa do CORONEL PM Ref HELIODORO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, mãe do CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES.   
  17 a. falece o cantor JOSÉ RICARDO, em 11 de maio de 1999.
  17 a. do almoço proporcionado pelo Senhor GERALDO FARIA MARCONDES, Presidente eleito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no NACIONAL CLUBE para lançamento do projeto do MEMORIAL de 32, no dia 11 de maio de 1999. Ali encontramos o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, CORONEL PM MELO ARAÚJO, CORONEL PM ROBERTO LEMES DA SILVA, o poeta PAULO BOMFIM, o escritor e historiador HERNÂNI DONATO, o jornalista SILVEIRA PEIXOTO, o escritor e advogado ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA, o neto do senhor MARCONDES, FERNANDO ALFREDO PAREIS MARCONDES (advogado), JOSÉ FRANCISCO VIEIRA DE FARIA, PAULO FERNANDO CAMPOS SALLES DE TOLEDO e o CAPITÃO PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, que chegou por último. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES convida seis dos participantes para serem sócios do MMDC e fica constituído um CONSELHO PARA LANÇAMENTO DO PROJETO DO MEMORIAL DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32. Pensa-se numa construção ao lado do Monumento Mausoléu do IBIRAPUERA. Aventa-se a hipótese de ocupar o abandonado MUSEU DA AERONÁUTICA, no IBIRAPUERA, ou então na reforma do prédio da D. PEDRO II, onde esteve o Batalhão de Guardas do Exército e, mais recentemente, o 3º BPChq. Acha-se esse prédio interditado pelo CONTRU. Essas conversas vão até 15 horas. Quem fala mais é ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA. Acabando a reunião, saio do NACIONAL CLUBE com os CORONÉIS PM SUZANO e GUIMARÃES. Ainda vou inspecionar a OPERAÇÃO OSÓRIO, sob o comando do TAINÁ. Chego cedo em GUARULHOS. 
  17 a. transf. reserva dos CORONÉIS PM WALDIR GOMES DE FARIA e  PAULO DE SOUZA EMILIANO, em 11 de maio de 1999. Outras anotações nesta terça-feira: na madrugada, 01:40 hora, o PAULO CÉSAR, assustado, chama seu pai e eu. LUCINDA chora, convulsivamente, de maneira muito estranha. Parece que está tomada de algum espírito sofredor. Depois, retorna ao seu normal. Essas coisas já aconteceram em casa com a MARLENE e o JOAO. É o inexplicável.
Saio mais cedo e vou para a Diretoria de Assuntos Civis e Comunitários – DAMCO – onde, às 10 horas, deveria haver uma reunião sobre o evento de 23 de maio – DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. O CORONEL PM DAVANZZO, Coordenador do evento, é substituído pelo CORONEL PM VASCONCELLOS, Comantande da Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB – que não comparece para a reunião, que fica adiada. Ali estavam o TENENTE-CORONEL PM MEZALIRA, MAJOR PM JOEL, MAJOR PM ROCCO, CAPITÃO PM ABARÉ, TENENTE PM HERNANDEZ.
Com o CORONEL PM GUIMARÃES e o CORONEL PM VALDIR SUZANO, com que pego uma “carona”, vamos para o almoço do NACIONAL CLUBE.     
  15 a. do acidente de carro: o MONZA do PM JOÃO estava parado no farol da Av. TIRADENTES, perto da igreja, quando um ESCORT azul claro bateu-lhe na traseira. Houve acordo entre as partes, no dia 11 de maio de 2000.
  16 a. COPM / NOTÍCIAS: Publica as notas de falecimento do Coronel Ref. LINO DE JESUS LAVOR, Coronel Ref. VICENTE DE FALCO e TEN–CEL Ref. OSVALDO CORDEIRO. Leio essas notícias em 11 de maio de 2000.
  16 a. da nomeação do BISPO EDWARD EGAN, de 68 anos, para a arquidiocese de NOVA YORK, no lugar do falecido Cardeal JOHN 0'CONNOR, em 11 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 11 DE MAIO DE 2001 : -  SEXTA-FEIRA
Apesar de meu estado de saúde, vou para SÃO PAULO, porque tenho de presidir a reunião dos integrantes do MMDS, às 11 horas. Mais tarde, enfrentando chuvisqueiro, vou com o MAJOR RÓSEO até a agência do BANESPA, na Avenida LIBERDADE. Trata-se daquele empréstimo que o PM MESSIAS está fazendo.
Passo correndo pelo MMDC e, às 15 horas, estou na DAMCO, a fim de presidir uma reunião preparatória sobre a cerimônia do 23 de maio. A CORONEL PM VITÓRIA é a diretora dos Assuntos Municipais e Comunitários. Está muito atarefada e determina que o CAPITÃO PM CORTE explique as incumbências constantes da Nota de Serviço alusiva ao ato.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A SOLENIDADE DO DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, QUE ACONTECERÁ EM 23 DE MAIO DE 2001, NA DIRETORIA DE ASSUNTOS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIOS (DAMCO). O CAPITÃO CORTE discorre sobre a nota de serviço que trata das missões das diversas unidades de Polícia Militar. Comparecem oficiais do CSM/M O, 2o. Tenente Fem PM MARIA SANTINA SANTOS VILALVA; do 12o. BPMM, 1o. Tenente PM WILLIAM E . WENCESLAU; 2o. BPTran, 1o. Tenente PM ROGÉRIO DE MEIROZ GRILO; CPChq, 1o. Tenente PM REGES MEIRA PERES; C Mus, 2o. Tenente PM SÉRGIO RODRIGUES DA SILVA; DAMCO, 1o. Tenente PM HERNANDEZ.   
Ruim da gripe, principalmente por ter tomado chuva, regresso a GUARULHOS. Vejo na televisão as vitórias de GUSTAVO KUERTEN sobre o argentino FRANCO SQUILLARI e sobre o espanhol ALEX CORTEJA no MASTERS SÉRIES DE ROMA. Atinge as semi finais e jogará amanhã contra o sueco ANDREAS VINCIGUERRA.

Às 19:30 horas, o índice de congestionamento na cidade de SÃO PAULO era de 210 km. Os pontos mais críticos foram as marginais TIETÊ e PINHEIROS e as Avenidas 23 DE MAIO, DOS BANDEIRANTES, REBOUÇAS e PAULISTA. O motivo principal pelo congestionamento foi a chuva que atingiu a cidade no começo da noite. Em 2000, o recorde do ano foi registrado na véspera da PÁSCOA, com 204 km.

WALDIR PEREIRA, o DIDI, 72 anos, está com doença grave nos intestinos. Seu estado piorou e foi internado no Hospital PEDRO ERNESTO, em VILA ISABEL. DIDI foi bicampeão mundial em 1958 e 1962.

Faleceu ÁLVARO ROBERTO RAMOS MENDES GONÇALVES, aos 77 anos. Formado pela tradicional Faculdade de Direito do LARGO DE SÃO FRANCISCO (Turma de 1947), era advogado militante. Antigo chefe do Departamento Jurídico do Banco Central do Brasil em São Paulo, desempenhou importantes missões. Entre elas, a intervenção na DOMÍNIO CAFÉ SOLÚVEL, onde sua atuação foi decisiva na defesa dos interesses da instituição. Ao lado do saudoso GUILHERME DE ALMEIDA, foi membro ativo da Comissão de Comemoração do 4º Centenário da Fundação de São Paulo, o que lhe valeu ser agraciado por diversas entidades pela importante contribuição dada à cultura na cidade de SÃO PAULO. Quando acadêmico de Direito teve papel relevante nas lutas da Faculdade de Direito pela redemocratização do País, então sob o regime do Estado Novo, citando com muito orgulho as inúmeras passagens pelos cárceres da ditadura de VARGAS.
           
Foi inaugurado na Assembléia Legislativa um Monumento em homenagem ao ex-senador, ex-governador e ex-deputado federal FRANCO MONTORO. Participaram do ato a viúva de MONTORO, dona LUCY, a primeira dama RUTH CARDOSO, o governador GERALDO ALCKMIN e os ministros da Educação, PAULO RENATO SOUZA e da Justiça, JOSÉ GREGORI, além de outras lideranças políticas do PSDB.

FALECEU o escritor britânico de ficção científica DOUGLAS ADAMS, aos 49 anos, de parada cardíaca. Nascido em 1952, em CAMBRIDGE, o escritor tornou-se conhecido em 1979 pelo livro THE HITCH HIKER'S GUIDE TO THE GALAXY, uma sátira com personagens delirantes que teve 14 milhões de exemplares vendidos. Morreu em SANTA BÁRBARA, na CALIFÓRNIA (EUA).

O Secretário de Justiça dos EUA, JOHN ASHCROFT, decidiu adiar a execução de TIMOTHY Mc VEIGH, responsável pela explosão de OKLAOWA. Para o dia 16 de junho, para que a defesa possa examinar os 3.135 novos documentos do processo.

2 002 :  -  SÁBADO
O DIÁRIO OFICIAL publica as seguintes transferências para a reserva :
CORONEL LUIZ ROBERTO CARCHEDI
Nasceu em 22 de julho de 1949. Entrou para a antiga Força Pública em 2 de março de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 18 de setembro de 1971. PROMOÇÕES :- 2º Tenente – 24 de maio de 1972; 1º Tenente – 25 de agosto de 1976; Capitão – 24 de maio de 1983; Major – 24 de maio de 1989; Tenente-Coronel – 24 de maio de 1995; Coronel – 14 de março de 1998.

TENENTE-CORONEL LUIZ CARLOS WILKE
Nasceu em 6 de dezembro de 1955. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES : - 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 15 de dezembro de 1987; Major – 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel – 25 de agosto de 2000.

TENENTE-CORONEL FLÁVIO MILLER
Nasceu em 14 de fevereiro de 1955. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOÇÕES :- 2º Tenente – 24 de maio de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1981; Capitão – 24 de maio de 1988; Major – 15 de dezembro de 1995; Tenente-Coronel – 24 de maio de 2000.

MAJOR CALIL JOSÉ BADIN VIEIRA
Nasceu em 21 de março de 1953. Entrou para a PMESP em 5 de novembro de 1974. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES :- 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major- 24 de maio de 2000.    
Um dia negativo. LUCINDA ainda está apreensiva com o estado de saúde de seu irmão JOSÉ, internado no Hospital PIO XII. Sofreu uma bronco-pneumonia, com complicações por causa de diabetes.

MARLENE queixa-se de dor de dente e eu não estou bem de saúde por causa da pressão alta. Apenas me dedico aos papéis de minha biblioteca.
Outro assunto que atormenta a LUCINDA – os gastos efetuados com a reforma da instalação elétrica de casa e a construção na parte de cima de nossa residência. Resultado – dívidas que agora precisam ser pagas.
O problema do abandono do lar por parte de JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA afeta bastante a vida da MARLENE.

Numa cerimônia simples e assistida apenas pelos amigos mais íntimos, os atores MARCELLO ANTONY e MÔNICA TORRES se casaram, oficializando uma união de cinco anos. A solenidade foi no apartamento do casal, em SÃO CONRADO, no RIO.
 
O ex–governador do RIO DE JANEIRO, MARCELLO ALENCAR, 76 anos, foi internado no Hospital PRÓ–CARDÍACO, no BOTAFOGO. Ele teve uma crise de hipertensão e uma isquemia cerebral intermitente.

A britânica DIANE PRETTY, de 43 anos, que reclamou o direito da eutanásia na Corte Européia de Direitos Humanos, morreu no Hospital de LUTON, na GRÃ-BRETANHA. A família atribui a morte a complicações da doença degenerativa, que deixou DIANE tetraplégica. Mãe de dois filhos, ela não podia viver sem a ajuda de terceiros e, por essa razão, havia solicitado ao tribunal que permitisse ao seu marido BRIAN PRETTY que a ajudasse a morrer. A corte, por decisão unânime, não aceitou o pedido.

FALECEU o capo mafioso JOSEPH BONANNO, aos 97 anos, em sua casa de TUCSON, no Estado americano do ARIZONA. BONANNO nasceu no norte da SICÍLIA em 1905 e chegou ilegalmente aos EUA – via CUBA – aos 19 anos. Em 1931, assumiu o controle do clã dos MARANZANO e ganhou o apelido de “JOE BANANAS”, que ele odiava. Tornou-se membro influente do “grande conselho” da COSA NOSTRA – que se reunia periodicamente para resolver disputas internas e distribuir territórios entre os grupos. Em meados dos anos 60, numa ação de risco, mandou assassinar os rivais THOMAS LUCCHESE e CARLO GAMBINO para reforçar sua posição de “número 1” da COSA NOSTRA. Mas foi descoberto e, para escapar da morte, desapareceu de circulação. O vazio de poder na COSA NOSTRA abriu uma sangrenta disputa que ficou conhecida como “guerra das bananas”. Dois anos mais tarde, reapareceu após fazer um acordo com outras clãs e abrir mão de grande parte de seu poder. Em 1980, foi sentenciado a cinco anos de prisão por obstruir a Justiça, mas só ficou na cadeia por oito meses.

2 003    :   -   DOMINGO
MARLENE chegou ontem à noite, vinda de CARAGUATATUBA, para passar este domingo, DIA DAS MÃES, ao lado da sua mãe. LUCINDA levanta alegre pela data e comenta comigo quais dos filhos virão ver dona ESMERALDA, que se encontra em nossa casa e que aguarda a vinda deles.
Às 10 horas, estou subindo a Rua LUIZ SARRACENI. Um sol gostoso vai afastando o frio que fez no início da manhã. Embarco no ônibus PRAÇA PRINCESA ISABEL e desço na altura da Rodoviária Tietê. Ali, inicio a viagem de METRÔ, que vai me levar até o BRÁS, depois de fazer baldeação na SÉ. O trem espanhol leva-me até ITAQUERA. É feita uma baldeação até GUAIANAZES e, nessa estação, outra, até atingir POÁ, por volta das 12:30 horas. Minha mãe aguarda-me para comemorarmos o DIA DAS MÃES. Conta-me que o ADALVO, MARIZETE e FELIPE foram passar a data, juntamente com a mãe da MARIZETE, num sítio do DÉCIO DE CAMPOS, em BONSUCESSO, GUARULHOS.
Almoçamos um pouco tarde, pois minha mãe está com sérias dificuldades com as pernas. Sente dores e reclama dessa situação. Mesmo assim, passamos momentos contentes por ser hoje o seu dia. Mais tarde ligamos para tia COTA. Quem atende é a CARMINHA, pois tia COTA está repousando. Não conseguimos tirar uma soneca à tarde porque no salão do A.A. POAENSE estão comemorando o DIA DAS MÃES, com estouro de fogos de artifício e muita música. Às 16 horas, chegam o RENATO VENTURA, CIDA e LEANDRO. Logo em seguida eles me levam até a estação de POÁ. Despeço-me de minha mãe, após singela homenagem que faço a ela, inclusive escrevendo duas páginas alusivas ao DIA DAS MÃES. Iniciamos o retorno a GUARULHOS.
LUCINDA está arrumando a casa. Na tarde, dona ESMERALDA foi visitada pelo seu filho JOSÉ e a DORA.

CAMPEONATO BRASILEIRO: VASCO 1 x BAHIA 1; PAYSANDU 2 x FLUMINENSE 2; ATLÉTICO MINEIRO 2 x SÃO PAULO 2; VITÓRIA 2 x FORTALEZA 1; ATLÉTICO PARANAENSE 2 x JUVENTUDE 0; FIGUEIRENSE 3 x SÃO CAETANO 0; GUARANI 3 x INTERNACIONAL 0; GRÊMIO 1 x CORITIBA 0.

NELSINHO PIQUET conseguiu sua primeira vitória na FÓRMULA 3 inglesa, no circuito de KNOCKHILL, na ESCÓCIA, tornando-se, aos 17 anos, o mais jovem vencedor da categoria. Filho do bicampeão de F-1, NELSON PIQUET, ele foi o segundo na 7ª etapa e ganhou a 8ª, liderando de ponta a ponta, consolidando-se no terceiro lugar na classificação, com 74 pontos.

O piloto colombiano JUAN PABLO MONTOYA perdeu a licença de motorista na FRANÇA. Sua carteira foi confiscada depois de ser flagrado dirigindo a 204 km/hora. Ele não precisa do documento para guiar na Fórmula 1.
 
Pela primeira vez MARIA AUXILIADORA BRAULE PINTO comemorou o DIA DAS MÃES ao lado do filho PEDRINHO, de 17 anos, roubado de dentro da maternidade quando tinha um dia de vida. Hoje, AUXILIADORA ganhou de presente uma carta de amor escrita à mão por PEDRINHO, publicada na primeira página do CORREIO BRAZILIENSE, sob o título: “O NOSSO PRIMEIRO DIA DAS MÃES”.

A estudante LUCIANA GONÇALVES DE NOVAES, de 19 anos, baleada na Universidade ESTÁCIO DE SÁ, no dia 5 de maio, está começando a acordar, mas ainda não responde a estímulos. Os médicos suspenderam os sedativos no sábado, dia 10, para que LUCIANA saia do coma induzido. Assim, a equipe poderá fazer uma avaliação neurológica e ver se a estudante vai recuperar os movimentos.

A polícia prendeu hoje, às 19:30 horas, na lanchonete HABIB´S da esquina das avenidas ITABERABA e INAJAR DE SOUZA, na VILA NOVA CACHOEIRINHA, zona norte de SÃO PAULO, FÁBIO PAULINO , de 19 anos, o “BATORÉ”, acusado de comandar fuga em massa da FEBEM em abril último e de pelo menos quinze homicídios. BATORÉ estava comendo no local com três pessoas que também foram detidas. Durante o cerco, uma equipe da Força Tática do 18 º BPMM foi verificar o que acontecia e acabou apoiando a Polícia Civil na prisão de BATORÉ e seus comparsas, com cinco viaturas e dezoito PMs.
     
O secretário de Segurança Pública do Estado do RIO, ANTHONY GAROTINHO, reagiu hoje à onda de violência que atinge a capital fluminense. Ele determinou a substituição de dez comandantes de batalhões da PM, sob o argumento de que pretende aumentar a produtividade da Corporação no combate à criminalidade, e ordenou à PM a ocupação das favelas do COMPLEXO DO ALEMÃO, onde dois policiais-militares foram mortos pela manhã em confronto com traficantes. GAROTINHO nomeou como comandante do Batalhão de BENFICA, na zona norte, o TENENTE-CORONEL ÁLVARO RODRIGUES. Ele é acusado de ter participado do episódio conhecido como “muro da vergonha”, em 1997, quando policiais espancaram moradores da CIDADE DE DEUS e foram flagrados por um cinegrafista amador. GAROTINHO disse que o oficial respondeu a IPM e foi absolvido.

NASCEU o primeiro filho da diretora de cinema CARLA CAMURATI, de 42 anos. O menino tem 4,4 quilos e 53 centímetros. No RIO DE JANEIRO.

MORREU o baixista NOEL REDDING, aos 57 anos, da banda THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE, do lendário guitarrista JIMI HENDRIX. REDDING gravou três álbuns com o grupo, até sua dissolução em 1969. EM LONDRES.

FALECEU o fundador do grupo editorial mais importante da ESPANHA, que abriu sua filial no BRASIL no mês passado, PLANETA –JOSÉ MANUEL LARA– Ele foi também o criador do prêmio homônimo para a promoção da literatura de língua espanhola do mundo. LARA morreu aos 88 anos, neste domingo, em sua casa em BARCELONA, em conseqüência de um ataque cardíaco. Ele teria sofrido um dano neurológico degenerativo há cerca de três anos. Nascido na cidade de SEVILHA, em 31 de dezembro de 1914, LARA fundou o GRUPO PLANETA em 1949. Em 1952, criou o Prêmio PLANETA DE LITERATURA ESPANHOLA, que teve nomes importantes na cena literária, como CAMILO JOSÉ CELA, MÁRIO VARGAS LLOSA  e a escritora uruguaia CARMEN POUSADAS.

A GLOBO apresenta ALVO EXECUTIVO, de 1997, dirigido por JOSEPH MERHI, com MICHAEL MADSEN, ROY SCHEIDER, KEITH DAVID e ANGIE EVERHART. Dublê especialista em cenas aéreas e exímio piloto de carros, preso por ter agredido um desafeto, que teria mexido com sua mulher, é resgatado por terroristas que também resgatam sua esposa e, mediante chantagem, usam-no, primeiramente para participar de um assalto a um banco, como motorista dos bandidos e, depois, para seqüestrar o presidente dos EUA. O filme mostra cenas alucinantes de perseguições de policiais ao carro dirigido pelo suposto terrorista. Acontece que, num lance audacioso, ele salva o presidente das mãos dos terroristas e, apoiado por este, vai em socorro de sua mulher, salvando-a da quadrilha e a desbaratando. Muita pancadaria e suspense.

11 DE MAIO DE 2004  :   -   TERÇA.
Vou cedo para o HOSPITAL MILITAR. Sem a ajuda do JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, que está trabalhando nesta manhã, faço a viagem para o BARRO BRANCO através ônibus-metrô-ônibus até alcançar o local do hospital. Ali, aguardo a chamada para a operação do nariz. Surge o Coronel Ref. JOÃO BAPTISTA DE ASSIS PEREIRA, que, durante um bom tempo, trabalhou conosco no antigo CPC (época do Cel TRANCHESI). O ASSIS sofreu perseguição do Cel GUAYCURU, então Chefe do EM/PM, por tirar da sargenteação de uma das companhias do 2º BPMM um apadrinhado do GUAYCURU, um sargento cheio de vícios e acostumado a beber. A promoção do ASSIS ao último posto da Corporação foi um verdadeiro drama e, só se concretizou por imposição do então governador do Estado, PAULO SALIM MALUF. E, durante o tempo de espera para sermos atendidos (pois o Capitão Médico HILÁRIO é o nosso médico em comum, ou seja, o ASSIS e eu iremos fazer cirurgia plástica com ele), vamos relembrando de tantas coisas passadas. Isso faz com que o tempo voe. O CAPITÃO MÉDICO HILÁRIO vai nos atender por volta das 10:30 horas. Aí acontece um fato inexplicável: não somos operados. Por uma estranha força, simplesmente e sem contestação, o médico marca a cirurgia para dia 20, às 8:30 horas, tanto a do Cel ASSIS como a minha. Ainda o ASSIS e eu permanecemos no HM, conversando sobre tantos assuntos, por um bom tempo. Finalmente, o ASSIS me dá uma “carona” em seu carro até a estação JARDIM SÃO PAULO, do metrô.
Almoço no MMDS. Por volta das 13:15 horas recebo um telefonema urgentíssimo para entrar em contato com a LUCINDA. Não precisei de mais nada para saber que minha mãe acabara de falecer, justamente na hora em que deveria fazer a cirurgia do nariz. Graças a DEUS essa cirurgia não se realizou. Como ficaria eu, operado, para agüentar o sofrimento do velório e do enterro? Minha mãe faleceu às 10:20 horas desta terça-feira. É um momento de profunda tristeza e acabrunhamento. Mesmo assim ainda passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali encontro dona CÉLIA arrasada com a notícia, chorando mesmo, pois ela sentiu dentro do seu ser o falecimento de minha mãe. Dona CÉLIA, muito diligente na sua condição de secretária, acompanhou de perto o meu drama nesses últimos tempos, com relação aos problemas sérios de saúde de minha mãe, cada vez em situação mais difícil. Entro em contato com LUCINDA e resolvo retornar a GUARULHOS. O JOÃO já conseguira uma dispensa com o seu comandante, o TENENTE-CORONEL BÚLGARI, e me aguarda para me transportar para POÁ. LUCINDA não pode me acompanhar porque tem uma série de afazeres com relação à casa e neto (o PAULO CÉSAR irá amanhã cedo fazer um teste num setor de trabalho de manequim, em SÃO PAULO, zona sul).
O meu deslocamento para POÁ é o pior possível. Vem à minha mente a seqüência de fatos da decadência física de minha mãe, perdendo, diariamente, os recursos de seus órgãos vitais. É a morte por velhice, quando não é uma doença, mas sim uma degenerência rápida de todos os sistemas da condição humana.       
Encontro MARIZETE, FELIPE e LEANDRO que me contam que o corpo foi para SUZANO a fim de cumprir o ritual de preparação para o velório. Minha mãe teria transmitido o seu desejo de ser enterrada num caixão branco e somente foram encontrar esse tipo de caixão numa funerária em SUZANO. Permaneço na casa da MARIZETE até a vinda do CARLOS. A MARIZETE conta os últimos momentos de sua avó. Foi ela que lhe deu o último banho e assistiu a até serena morte, pois os últimos momentos não foram de dor, mas sim de liberdade e alívio final. Aí, ele nos transporta até o velório do cemitério de POÁ, sendo que o CIDO, nosso primo, também vai junto. Chegamos ao mesmo tempo que chega o caixão, com o acompanhamento do ADALVO. Vai então iniciar o difícil (para nós) velório. As horas da noite são muito desagradáveis. O corpo enfraquecido de minha mãe é algo que choca. Ela, em alguns meses, foi definhando a olhos vistos, até que exalou o seu último suspiro. Chegam os parentes, as pessoas mais chegadas à dona ALICE. Honra se faça a LOREY NOVAZZI, provedor do ABRIGO BATUIRA, homem de largo descortino nos mistérios da vida, espírita, pessoa que nos consola de uma maneira inteligente e prática, pois sabe o que é o passamento e o além da vida na Terra. O “seu LORO”, como o conhecemos desde a nossa infância, é um verdadeiro ícone de POÁ. Ele se identifica com a própria vida do nosso município. Com ele, vamos nos relembrar de momentos de nossa juventude, quando o aprendemos a respeitar e a tê-lo como um dos parâmetros de nosso desenvolvimento intelectual. Também do ABRIGO BATUIRA vem o nosso companheiro de juventude, o CLÁUDIO. Dona ENEIDA, esposa do Sr. LOREY, manda suas condolências pelo telefone, motivo de tristeza e de reconfortamento espiritual. Os filhos da falecida tia CATARINA também estão presentes, bem como IVONE e ELVIRA (esta, cuidou durante anos de minha tia CATARINA, falecida em 28 de março), irmãs do RENATO VENTURA. Este foi um dos esteios para minha mãe, fazendo compras e a provendo de suas necessidades materiais. IVONE também cuidou de minha mãe, durante alguns dias. A enfermeira ROSE, o médico WÁLTER e muitos outros que surgem no velório cumprimentam-nos nessas horas difíceis. O NECO, meu primo, que atravessa uma fase de turbulência existencial, um tanto embriagado, está muito irrequieto. Isso causa preocupação para minha prima RITA REGINA, que está presente com o marido SEBASTIÁN e os filhos SEBASTIÁN EDUARDO (ontem completou VINTE ANOS), VINÍCIUS VLADIMIR e VIOLETA.   
Fico muito agradecido e sensibilizado pelo meu companheiro de longas lutas na Polícia Militar e no MMDC, o CORONEL MENDES. Ele vem me confortar nesta noite de amargura. Esteve depondo no Inquérito Policial do caso CARVALHOSA, na tarde desta terça-feira, juntamente com o GENERAL BUENO. Conta detalhes do que se passou no 36º Distrito Policial, onde também correu o inquérito da agressão do Coronel ARY CANAVÓ ao CABO MISAEL (já encerrado e encaminhado à Justiça) e do inquérito provocado por CANAVÓ e CARVALHOSA (o primeiro, que já está no seu terceiro volume). Essas conversas e outras mais de nossas vidas se entrelaçam numa madrugada de mútuo apoio. Horas de solidão, de tristeza, de pensamentos diversos, vão invadir a madrugada do dia 12 de maio de 2004, o dia amargo da despedida nossa a uma mulher de fibra, uma verdadeira guerreira, que apesar de suas idéias conflitantes com as nossas, deu um exemplo de vida, de como vencer num mundo que, sob vários aspectos, lhe foi adverso. Sua vida foi cheia de dificuldades, principalmente na casa paterna, ao perder muito cedo sua mãe e a obrigação de cuidar de seus irmãos (oito na totalidade). O seu casamento proibido pelo meu avô FONSECA, a sua luta pela sobrevivência e apoio incondicional a meu pai, inválido para o serviço, ganhando um mísero ordenado que tinha de dar educação a seus dois filhos. Tudo isso passa na minha mente e muitas outras coisas, no início do dia da despedida final.  
Descanse em paz, merecida senhora minha mãe. Valente abridora dos caminhos, que livre, viveu, e livre morreu, retornando à fonte de onde tudo começou, começa e começará. Ela foi se embora lenta e suavemente. Como árvore antiga ela se enrugou e a sua pele ficou manchada, foi ficando cada vez mais pequena. Já não falava, não sorria, não mais via as pessoas ao seu redor. Havia vários dias que não comia e nem bebia. O pré-morte é assim. Ela se desligava do plano material. Vivia da luz do outro lado da vida e a essa luz se reintegraria. Estamos tranqüilos porque entendemos que um dia também teremos de partir desta vida. Ela não queria morrer num hospital e a sua vontade foi feita. Aos poucos, foi se desligando e o desfecho chegou dolorido para nós, mas inexoravelmente, como sempre, levando o ente mais querido que tivemos.

PROVAÇÕES DOS ENTES QUERIDOS
Não temos pela frente tão só as nossas dificuldades, mas igualmente as dificuldades das pessoas queridas, pelas quais, muitas vezes, sofremos muito mais que por nós próprios.
Forçoso, porem, anotar que, em nos interessando pelo apoio dos entes queridos, nunca estamos a sós, porquanto Deus, que no-los emprestou ao convívio, permanece velando sem olvidá-los.
Nos dias de cinza e sombra da provação, doemos aos entes amados o melhor de nossa ternura, mas evitemos insuflar-lhes pessimismo ou desconfiança, ansiedade ou inquietação.
Se nos pedem conselhos, não descambemos para sugestões pessoais, e sim ajudemo-los a buscar a buscar a Inspiração Divina, através da prece, porque Deus lhe conhece as necessidades e lhes traçará seguro roteiro ao comportamento.
Se doentes, mais que justo lhes ministremos assistência e carinho, todavia, empenhemo-nos em guiar-lhes o pensamento para o otimismo, convencidos de que Deus lhes resguarda a existência em cada batimento do coração.
Se empreendem mudanças em seu próprio caminho, abstenhamo-nos de interferir nas decisões que assumam, e sim, ao invés disso, diligenciemos abençoar-lhes os planos de renovação e melhoria, compreendendo que a Divina Providência vigia sobre nós, orientando-lhes os passos.
Se resvalam em duras provas, trabalhemos por aliviá-los e libertá-los, que isso é dever nosso, mas sem torturá-los com a nossa inconformidade e aflição, na certeza de que Deus não está ausente do quinhão de lutas regenerativas ou edificantes que nos cabem a todos, em certas faixas de tempo.
Auxiliemos nossos entes queridos a serem autênticos, como são e como devem ser perante a vida.
Indiscutivelmente, tanto quanto irrompem problemas em nossa estrada, problemas outros inúmeros aparecem no campo de ação daqueles que mais amamos; no entanto, a favor deles, em bases de equilíbrio e de amor, reconhecendo que não estamos sozinhos na empresa socorrista, de vez que muito antes de nós, Deus estava e continua a estar no caso de cada um.
Emmanuel

A Justiça decretou a prisão temporária do vigilante CARLOS ALMIR OLIVEIRA SOUZA, de 25 anos, acusado de ter assassinado com cinco tiros, na sexta-feira, dia 7, o estudante GUILHERME MENDES DE ALMEIDA, de 15 anos. A empresa onde SOUZA trabalhava, a ITAIM VIGILÂNCIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS, é irregular e não deveria estar funcionando.

FALECEU em BRAGANÇA PAULISTA, aos 87 anos, dom ANTÔNIO PEDRO MISIARA. Terceiro bispo diocesano de BRAGANÇA PAULISTA, até o dia 20 de agosto de 1995, era natural de TIETÊ, onde nasceu a 1 º de dezembro de 1917. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de abril de 1943 e, bispo, no dia 10 de dezembro de 1976.  O corpo está sendo velado na Catedral da IMACULADA CONCEIÇÃO, onde será celebrada uma missa. O enterro será realizado na cripta dos bispos.

O Governo Federal decidiu hoje cancelar o visto temporário do correspondente do jornal americano “THE NEW YORK TIMES” no BRASIL, LARRY ROHTER, que agora fica obrigado a deixar em um prazo de oito dias. ROHTER foi o autor da reportagem em que dizia que o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA abusa de bebidas alcoólicas, o que estaria prejudicando seu desempenho no cargo. A decisão do PALÁCIO DO PLANALTO foi divulgada em nota do Ministério da Justiça. O documento diz que a presença de ROHTER em território nacional foi considerada inconveniente em razão de reportagem leviana, mentirosa e ofensiva à honra do presidente.

TERMINOU a greve da POLÍCIA FEDERAL, que durou dois meses e transtornou a rotina dos aeroportos, além de atrasar a emissão de milhares de passaportes. Os agentes retornaram ao trabalho com a condição de que as negociações do reajuste de salários continuem em andamento.

ELEITO para a presidência executiva da FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, que mantém a TV CULTURA, o ex-secretário estadual de CULTURA, MARCOS MENDONÇA, em SÃO PAULO.

MICHAEL SCHUMACHER foi eleito o melhor esportista do ano. Ele recebeu em ESTORIL, o prêmio LAUREUS WORLD SPORTS ACADEMY, considerado o OSCAR esportivo. SCHUMACHER ganhou essa honraria ao se tornar o primeiro piloto hexacampeão mundial de Fórmula UM. Mais um recorde para SCHUMACHER. Ao vencer o GRANDE PRÊMIO DE BARCELONA, no domingo (9) ele se igualou ao inglês NIGEL MANSELL, que, em 1992, venceu as cinco primeiras provas de uma temporada de F1.

O meia português BRUNO BAIÃO, 18 anos, foi internado em LISBOA após um treino da equipe de juniores de seu time, o BENFICA. BAIÃO sofreu duas paradas cardíacas e entrou em coma. Em janeiro o húngaro MIKLOS FEHÉR, também jogador do BENFICA, morreu após passar mal durante uma partida.

O ex-craque argentino MARADONA teve mais uma crise de agressividade nesta terça-feira e precisou ser sedado e amarrado à cama que ocupa na UTI da CLÍNICA DEL PARQUE, em BUENOS AIRES. MARADONA está abstinente de cocaína e a isso se deve sua agressividade.

DENUNCIADOS 14 freiras e um padre de terem praticado abuso sexual e agressão contra nove alunos de uma escola para surdos, em BOSTON.

O site islâmico MUNTADA AL-ANSAR chocou hoje os EUA ao divulgar um civil americano de 26 anos sendo decapitado no IRAQUE por homens mascarados que dizem ter ligações com a rede terrorista AL QAEDA. Na gravação, eles afirmam que a execução foi um ato de vingança à tortura de prisioneiros iraquianos por soldados americanos, denunciada em fotos feitas na prisão de ABU GHRAIB. Eles prometem mais assassinatos.

Sete palestinos e seis soldados israelenses foram mortos hoje numa das piores batalhas na FAIXA DE GAZA desde o início da atual intifada em setembro de 2000. A emboscada que matou os militares foi a maior baixa de ISRAEL no território em quase quatro anos de conflito.

Há CEM ANOS vinha à luz um dos talentos mais provocadores do século passado. Natural de FIGUERES, na CATALUNHA, SALVADOR DALÍ inspira uma série de eventos de caráter turístico e cultural no ano do centenário de seu nascimento. A ESPANHA declarou 2004 como o AÑO DALÍ e preparou exposições em diferentes museus do País. Há três endereços clássicos (e imperdíveis) para quem quer mergulhar na obra do mestre surrealista. As pequenas cidades de FIGUERES, PÚBOL e CADAQUÉS podem ser fácil e rapidamente acessadas de trem a partir de BARCELONA, a capital catalã. Inaugurado em 1974, no lugar onde funcionou o antigo teatro de FIGUERES, o TEATRO MUSEU DALÍ (PLAÇA GALA-SALVADOR DALÍ) reúne vasta coleção surrealista, desde os primeiros trabalhos de DALÍ ao seu período mais produtivo. Anexo, está a DALÍ-JOIES, um espaço que abriga a mostra permanente de jóias criadas pelo artista. Em PÚBOL, o CASTELO MEDIEVAL, que serviu de residência para GALA (1894-1982), mulher e musa inspiradora de SALVADOR DALÍ, funciona desde 1996 como a CASA-MUSEU CASTELO GALA-DALÍ. Pinturas, desenhos e esculturas com pernas de inseto no jardim enfeitam a residência. A visita a PORT LLIGAT, em CADAQUÉS, cai como uma luva para quem deseja sentir de perto o mundo  à parte em que o artista viveu. Foi na CASA-MUSEU SALVADOR DALÍ que ele passou grande parte de sua infância e juventude.

ASSUMIU a bateria do grupo de rock inglês OASIS, o músico ZAK STARKEY, filho do ex-baterista dos BEATLES, RINGO STARR. A banda dos irmãos NOEL e LIAM GALLAGHER não tinha um baterista fixo desde a saída de ALAN WHITE, no ano passado. Em LONDRES.
  
11 DE MAIO DE 2005  :  -   QUARTA-FEIRA
Tenho um grande trabalho nesta manhã, no computador, e mesmo assim não consigo atualizar meus apontamentos. As solenidades a que tenho comparecido e outros afazeres atrasaram a tomada de minhas memórias. Mantenho um contato com o CFAP para acertar os últimos detalhes para a cerimônia de amanhã, onde a ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS irá homenagear os veteranos do Movimento Constitucionalista de 1932.
Vou tarde para SÃO PAULO e, com a ajuda do VICTÓRIO e outros oficiais que estão na entidade que dirijo, estudamos os próximos passos daqueles que irão fazer as necessárias palestras de maio. Em seguida, vou para o costumeiro encontro das quartas-feiras na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Lá estão: GERALDO FARIA MARCONDES (com o braço na tipóia, por causa da queda que teve há dias atrás). CORONEL EB R/R ARY CANAVÓ, CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM e o 1º TENENTE PM JOSÉ LUIZ GONÇALVES, associado número 10.006, ou seja, o penúltimo a se juntar a nós no MMDC. O último, que leva o número 10.007 é o TENENTE-CORONEL EB ROBINSON SANTIAGO. Bem mais tarde chega o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Como nas quartas-feiras os encontros são informais, muita coisa é discutida e vê-se que o Sr MARCONDES quer um pleno entendimento com o CAPITÃO GINO, para lhe passar as funções do cargo, nesse período de transição, até 7 de julho, dia da posse da nova Diretoria. Como sempre, as alfinetadas entre CANAVÓ e MARCONDES acontecem. Mas predomina a nossa atividade, principalmente os estudos sobre os dias 12 e 19, datas em que acontecerão solenidades, no CFAP e na AORRPM, respectivamente. Também se discute a questão da escolha do novo Comandante do Exército Constitucionalista, para 9 de julho, data da assunção de Comando. O advogado ROMAGNOLI não pôde comparecer, mas telefona para saber sobre a solenidade de amanhã. Diz ele que MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM esteve na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, na última segunda-feira, dia 9, e o FRANCISCO GIANNOCCARO se prontificou a conversar com a família do médico CUTAIT, no caso do TÚNEL NOVE DE JULHO e da nossa campanha.  
Vamos deixar a Sociedade por volta das 17 horas. Embarcamos no metrô. Cel CANAVÓ, CAPITÃO GINO, Cel MENDES e eu. CANAVÓ e GINO vão embarcar, em direção ao JABAQUARA e o Cel MENDES e eu descemos na ARMÊNIA.

O PAPA BENTO XVI nomeou, hoje, o segundo bispo brasileiro de seu pontificado, o franciscano SEVERINO CLASEN, de 51 anos. Pároco e reitor da paróquia-santuário de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CLASEN pertence à Arquidiocese de SÃO PAULO, e se tornou o bispo da cidade de ARAÇUÍ, em MINAS GERAIS. Hoje, pela primeira vez, o PAPA BENTO XVI fez uma saudação em português aos fiéis do BRASIL e de PORTUGAL na PRAÇA SÃO PEDRO: “Saúdo com afeto os peregrinos da língua portuguesa, especialmente alguns visitantes brasileiros”. FREI SEVERINO CLASEN nasceu em PETROLÂNDIA, SANTA CATARINA. Aos 14 anos ingressou no Seminário SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Em 1976, ingressou no noviciado da Ordem dos Frades Menores, em RODEIO, onde fez seus primeiros votos como frade franciscano. Entre 1977 e 1982, cursou Filosofia e Teologia em PETRÓPOLIS, RIO. Em 1981 foi ordenado diácono; em 1982, presbítero, quando recebeu sua primeira transferência para a paróquia NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (SC), onde se tornou vigário paroquial. De 1989 a 2000, coordenou a pastoral da Animação Vocacional da província franciscana da IMACULADA CONCEIÇÃO. Em 2000, foi nomeado pároco e reitor da paróquia SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO (SP). Em 2002, foi eleito coordenador da Pastoral do Setor Catedral da arquidiocese de SÃO PAULO. Em 2005, foi reeleito por mais dois anos. De 2003 a 2004 fez pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, em SÃO PAULO.

Terminou hoje à tarde, após 22 horas, a rebelião na Penitenciária de segurança máxima de PRESIDENTE PRUDENTE. Os presos liberaram os 19 reféns restantes – quatro já haviam sido entre a noite de ontem e esta manhã – depois de entregar à imprensa cartas com denúncias de maus tratos. Pelo menos quatro funcionários ficaram feridos e tiveram de ser atendidos na SANTA CASA DE MISERICÓRIDA DE PRUDENTE.
Ainda não foi desta vez que GUSTAVO KUERTEN conseguiu ganhar dois jogos consecutivos, façanha que não ocorre desde julho de 2004. Hoje, GUGA foi arrasado pelo espanhol TOMMY ROBLEDO, 16º colocado no ranking de entradas, no MASTERS SERIES DE HAMBURGO. Abalado, fez severa autocrítica após ser derrotado e mostrou que se sentiu muito inseguro na partida. Ainda nessa rodada, os suíço ROGER FEDERER, nº 1 do mundo, não tomou conhecimento do tcheco THOMAS BERDYCH. A grande surpresa foi a derrota do russo MARAT SAFIN para o espanhol JUAN CARLOS FERRERO.

O SANTOS enterrou hoje o BOLÍVAR na LIBERTADORES com uma avalanche de gols na VILA BELMIRO. Em ritmo de treino, venceu por 6 a 0, na maior goleada da competição continental até agora. O resultado valeu a classificação para as oitavas-de-final em primeiro lugar do GRUPO 2, com doze pontos. A outra vaga ficou com a LDU, que empatou com o DANÚBIO em 1 a 1. Já o SÃO PAULO, fez valer a sua força no MORUMBI e venceu o THE STRONGEST por 3 a 0. Com o resultado, a equipe garantiu a liderança do GRUPO 3, com 12 pontos, e terá a vantagem de decidir em casa na próxima fase. A UNIVERSIDAD DE CHILE empatou com o QUILMES em 1 a 1 e terminou em segundo.

Os paulistanos já podem se preparar para enfrentar, a partir da próxima semana, novos transtornos no trânsito da Capital. Por causa das obras da LINHA 4 do METRÔ, que ligará a VILA SÔNIA ao bairro da LUZ, passando pelo BUTANTÃ e por PINHEIROS, algumas regiões da cidade terão alterações no trânsito que devem durar até três anos. As obras na PRAÇA DA REPÚBLICA começam na terça-feira, dia 17. Ali será construída uma segunda ESTAÇÃO REPÚBLICA. Os canteiros de obras começam a ser instalados nas calçadas e na praça e, em julho, uma das quatro faixas da Avenida IPIRANGA será fechada, no trecho entre a rua SETE DE ABRIL e Avenida SÃO LUIZ. Tempo da intervenção: três anos. Para diminuir o impacto no trânsito da região, haverá alterações de tráfego.
O bairro de PINHEIROS, no entanto, será o mais afetado pelas obras. Ali ocorrerão duas grandes intervenções no trânsito, uma na Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA, na área do LARGO DA BATATA, e outra na rua dos PINHEIROS (por causa da construção da estação).

O advogado HÉLIO SILVA JÚNIOR, de 43 anos, será o novo secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. A nomeação foi confirmada hoje pela assessoria do governador GERALDO ALCKMIN e atende indicação do PFL, que hoje já comanda a pasta. SILVA JÚNIOR substituirá o atual ocupante da secretaria, ALEXANDRE DE MORAES, que vai deixar o cargo para assumir uma vaga no Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável pelo controle externo do Judiciário.

A estudante de administração de empresas SÍLVIA BARBOSA MORAIS CARVALHO, de 25 anos, foi libertada hoje de madrugada, após 37 dias em poder dos seqüestradores. Levada por bandidos em TAUBATÉ, no VALE DO PARAÍBA, onde a família é proprietária de uma rede de supermercados, SÍLVIA foi deixada em CAMPINAS, a 100 km da Capital. Ela teria pedido ajuda a seguranças do shopping e foi levada para o 5º Distrito Policial de CAMPINAS. A família chegou à delegacia duas horas depois. A estudante foi seqüestrada em 4 de abril, às 21:30 horas, quando chegava em sua casa.
    
Atacantes suicidas mataram pelo menos 74 pessoas hoje na região central e norte do IRAQUE, tomando como alvo principalmente recrutas do Exército iraquiano e civis da comunidade xiita. Mais de 160 pessoas ficaram feridas. A sucessão de atentados nas duas últimas semanas no país já provocou a morte de mais de 400 pessoas e faz deste período um dos mais violentos desde a invasão do IRAQUE pelas forças lideradas pelos EUA, em março de 2003. Os grupos rebeldes, apoiados por terroristas estrangeiros, intensificaram sua campanha depois da formação no fim de abril do governo provisório iraquiano, comandado pelos xiitas – até então, excluídos do poder por SADDAM HUSSEIN. Os radicais não detiveram seus ataques nos últimos dias, apesar da ampla ofensiva do Exército americano em redutos rebeldes no oeste do IRAQUE, onde foram mortos mais de cem extremistas desde sábado, segundo militares dos EUA.

Um pequeno avião CESSNA chegou hoje a 5 km da CASA BRANCA e do CAPITÓLIO, provocando a retirada de todas as pessoas desses edifícios e um alerta vermelho: perigo iminente de atentado: “Corram, abandonem o prédio”, gritavam agentes de segurança sem parar tanto na CASA BRANCA quanto no CAPITÓLIO. “Isto não é um exercício. Saiam. Saiam depressa. Não é uma brincadeira”. Os arredores ficaram lotados de funcionários, jornalistas e congressistas. O presidente GEORGE W. BUSH não estava na CASA BRANCA. O vice DICK CHENEY e a primeira-dama LAURA BUSH foram levados a um local seguro. “Um pensamento tomou conta de todos: Deve ser um novo 11 de Setembro”, disse um funcionário do CAPITÓLIO, referindo-se aos ataques ao WORLD TRADE CENTER e ao PENTÁGONO em 2001, que deixaram três mil mortos. Quando o avião de dois lugares invadiu o espaço aéreo de WASHINGTON, o piloto foi advertido várias vezes pela torre de controle do aeroporto local. Mas não respondeu. O nível de alerta foi subindo. Caças da Força Aérea já faziam vôos rasantes sobre WASHINGTON e seus pilotos tentavam entrar em contato com o CESSNA, sem êxito. Então, dispararam salvas de advertência. O CESSNA deu meia-volta e dirigiu-se a oeste, sendo forçado a aterrissar em FREDERICK, MARYLAND. Agentes do FBI cercaram o aparelho e algemaram o piloto e um passageiro. Dados de um aeroclube de LANCASTER (PENSILVÂNIA), o VINTAGE – no qual está registrado o avião – indicam se tratar do piloto JIM SHEAFFER e do estudante de pilotagem TROY MARTIN, que deveriam levar o CESSNA hoje para um show aéreo em LUMBERTON, CAROLINA DO NORTE. O piloto e o passageiro foram levados a uma delegacia para interrogatório. Os agentes queriam saber se eles têm vínculos com terroristas. Quinze minutos depois, o alerta foi suspenso. BUSH, que andava de bicicleta numa parque em MARYLAND, só foi informado do ocorrido ao fim se seu passeio, porque o CESSNA não representava perigo imediato para ele.

INDENIZADA em 23,8 milhões de dólares a família McLAUGHLIN, cuja filha recém-nascida teve paralisia cerebral após um acidente durante o parto, no Hospital Geral de MASSACHUSSETTS. A Justiça entendeu que as obstetras foram negligentes. Em BOSTON, EUA.

LANÇADO pelo cantor e compositor STEVIE WONDER, cego de nascença, o primeiro videoclipe para deficientes visuais. A versão especial do clipe para a canção SO WHAT´S THE FUSS terá uma narração do que ocorre na tela, na voz do ator e cantor BUSTA RHYMES. A estréia aconteceu num site, em LOS ANGELES.

COBERTA por uma lona de 4 mil metros quadrados, parte de uma geleira alpina, que tem de ser reconstruída a cada nova temporada de esqui, devido a um vão de 20 metros aberto pela ação do calor de verão. O cobertor de 83 mil dólares incorpora fibras sintéticas, como o poliéster, e refletirá a luz do sol. Em GEMSTOCK, SUÍÇA.

CONTESTADA a história da cadela que salvou um bebê abandonado numa floresta do QUÊNIA. O animal (que ganhou o nome de MKOMBOZI, ou “SALVADORA”, em swahili) teria carregado a criança por uma rua movimentada e atravessado uma cerca de arama farpado, levando-a para junto de seus filhotes. Médicos do hospital para onde o recém-nascido, batizado de ANGEL, foi levado relatam que ele não tinha nenhum arranhão, o que tornaria improvável a aventura. Em NAIROBI.

Nesta quarta-feira fez 60 anos que HILDEGARD BRAACKE, de 89 anos, foi libertada do campo de concentração. Detalhe: ela não é judia, mas alemã. E o campo de concentração não ficava na ALEMANHA, mas em PINDAMONHANGABA, interior de SÃO PAULO. Foi a única mulher a dar à luz em um dos campos de concentração existentes no BRASIL durante a 2 ª Guerra Mundial.
HILDEGARD era professora em uma cidadezinha do norte da ALEMANHA. Foi fazer parte da tripulação de um grande navio de luxo alemão, o WINDHUK, que levava turistas de toda a EUROPA em viagens à ÁFRICA. “Sempre quis conhecer o mundo, então, após ver um anúncio no jornal, decidi embarcar no WINDHUK e me tornei parte da tripulação. Fui uma das três únicas mulheres a bordo.”
Seu trabalho era cuidar dos filhos dos passageiros. Nessa condição, fez quatro viagens para o continente africano. Na quinta, que saiu do PORTO DE HAMBURGO em 21 de julho de 1939, ela já era namorada do comissário do navio, HERR AUGUST, com quem pretendia casar. Ao chegar à cidade do CABO, decidiram anunciar o noivado para o resto da tripulação. Fizeram uma grande festa, convidando inclusive oficiais ingleses da alfândega da ÁFRICA DO SUL.
No dia seguinte, estourou a 2ª Guerra Mundial. E então o WINDHUK partiu da ÁFRICA e cruzou o ATLÂNTICO em direção a uma nação neutra no conflito. As ordens da marinha alemã eram que fossem para a ARGENTINA. Após três semanas, quando encontravam-se próximos do URUGUAI, foram informados de que um outro navio alemão – este militar – estava em batalha contra os ingleses na região. Sem informar a tripulação ou os passageiros, o capitão do WINDHUK se dirigiu então ao PORTO DE SANTOS. Lá ficariam ancorados por dois anos. Moravam a bordo. Quando, afinal obtiveram permissão para entrar no País, instalaram-se num bairro de imigrantes alemães, em SÃO VICENTE. Em 22 de agosto de 1942, o BRASIL entrou na Guerra ao lado dos Aliados. FRAU BRAACKE, como é chamada, lembra que os alemães, imigrantes ou não, eram vistos como inimigos. “A partir de então, éramos inimigos aqui também. O povo começou a jogar pedras em casas de alemães. Ficamos apavorados. Dois dias depois, a polícia levou toda a tripulação e os passageiros – 244 pessoas – para a Hospedaria de Imigrantes do BRÁS, em SÃO PAULO, onde confiscaram nossos documentos. Depois de cinco meses, fomos levados ao campo de PINDAMONHANGABA.
No dia 2 de março de 1944, um ano após sua chegada no campo, nasceu o único filho do casal, CARL JOHANN. No ano de 1945, ao término da Guerra, os tripulantes e passageiros do WINDHUK foram libertados do campo de PINDAMONHANGABA. Dos 244, somente 22 permaneceram no BRASIL. HILDEGARD, AUGUST e seu filho ficaram aqui e estabeleceram residência em MAUÁ, na região do ABCD. Porém, nem ela nem AUGUST conseguiram emprego fixo no País. Eram estrangeiros, ex-prisioneiros de Guerra e não tinham documentos. HILDEGARD teve a sorte de fazer um curso de ortóptica, que cuida dos olhos, alguns anos mais tarde. Isso a ajudou a conseguir alguns empregos bons em clínicas de oftalmologia. Ela voltou pela primeira vez para a ALEMANHA em 1963, após o marido, 20 anos mais velho, falecer. Lá, se decepcionou ao descobrir que a casa de AUGUST havia sido vendida. Nesse momento, decidiu que iria morar aqui definitivamente.
O navio WINDHUK foi levado para os EUA em 1948 e, em 1966, desmantelado como ferro-velho. Ainda hoje existe um restaurante de cozinha alemã  no bairro de MOEMA, em SÃO PAULO, cujo nome homenageia o navio. É lá que, todo 7 de dezembro, dia em que chegaram a SANTOS, os oito tripulantes do navio ainda vivos se reúnem para celebrar a liberdade e relembrar o tempo em que viveram num dos poucos campos de concentração brasileiros.

2 006  :  -   QUINTA-FEIRA        /2224  /214  16118118
O MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA inaugura hoje as reformas feitas no Auditório SIMÓN BOLÍVAR, no Salão de Atos TIRADENTES, na Biblioteca Latino-Americana e na Galeria MARTA TRABA. O governo do Estado destinou 1,5 milhão de reais para as obras. Desde a inauguração do Memorial há 17 anos, é a primeira vez que os prédios são reformados. O governador CLÁUDIO LEMBO participa da cerimônia oficial da inauguração da reforma, que tem início previsto para as 10 horas. LEMBO vai descerrar o busto do patriarca da Independência, JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, que foi levado, a seu pedido, da CASA MILITAR para o MEMORIAL.

Onze de Maio é uma data triste depois de 2004. Minha mãe partia desse mundo e deixava um grande vazio. Praticamente foi a quebra dos únicos laços que eu tinha com a cidade de POÁ. Uma tristeza muito grande ficou no seu lugar e procuro me conformar com esse doloroso lance.
Tenho muita atividade na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O CORONEL MENDES conseguiu “fechar” a grade das Medalhas para o 23 de maio, no IBIRAPUERA. Logo pela manhã telefona-me o TENENTE LUIZ ANTÔNIO, da 5ª EM/PM, perguntando sobre isso. Ainda hoje estará nas suas mãos os cinco currículos que estavam faltando. Agora é só trabalhar para a confecção dos diplomas e dos convites que serão distribuídos o mais rápido possível.
VICTÓRIO, AMÉRICO e FÁBIO procuram me ajudar à tarde. O SUBTENENTE NOVAES mandou um cabo eletricista, do 2º BPE, dar um jeito na instalação elétrica do 1º andar e hoje, depois de muitos dias, vemos esse problema sanado. A sala onde ficava a biblioteca está sendo pintada. Há muito pó nas dependências da Sociedade e as funcionárias trabalham no meio de tudo isso. Mas a Sociedade está tomando uma outra fisionomia. O ofício de entrega dos currículos está pronto e a LILIAN vai ao Q.C.G. entregá-lo. Não tivemos a presença do NACLÉRIO, e nem poderia ser diferente, pois não há mais clima para ele permanecer no MMDC depois do atrito acontecido ontem. Hoje, apenas o GINO, CORONEL MENDES e eu trabalhamos no primeiro andar. Somente lá pelas 16 horas é que aparece um associado, amigo do CORONEL MENDES.
Em casa, cansado, não tenho condições de trabalhar no computador. Primeiro, precisei descansar durante algumas horas e, somente depois das 21 horas é que posso digitar minhas memórias.

Nesta noite, em reunião festiva realizada na Churrascaria SUPER GRILL, localizada no estacionamento do CARREFOUR da VILA MARIA, o ROTARY CLUB DE SÃO PAULO lembrou o DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININO, comemorado no dia seguinte, com uma justa homenagem para a 1º TENENTE Fem PM dentista PATRÍCIA EIKO MORITAKA KANASHIRO, do 18º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO, 18º BPMM, pelos relevantes serviços prestados para a sociedade. Esteve presente ao evento o TENENTE-CORONEL PM Res BATISTA VERARDI NETO, o CAPITÃO PM CESÁRIO LANJE, o Presidente do RCSP-NORDESTE, JAYME DE JESUS FILHO.

Apenas vinte pessoas assistiram ao filme “CRASH – NO LIMITE”, o derradeiro título em cartaz na sala 1 do TOP CINE, que baixou as portas hoje à noite. A maioria dos espectadores esperava o início do longa como quem vai a um enterro: tristes, acabrunhados e sem saber o que fazer no dia seguinte. Para alguns, a perda das duas salas de 195 lugares do cinema parecia tão irreparável quanto a de um ente querido. “Em que outra sala vamos poder assistir a filmes de FRANÇOIS TRUFFAUT, BERNARDO BERTOLUCCI e dos novos cineastas europeus que estão acontecendo?”, questionava, desolado, o estatístico OSCAR BOCZKO, de 57 anos. “O TOP CINE era diferenciado, com uma programação na contramão das outras salas, que correm atrás do lucro com superproduções e filmes mais comerciais”.
Inaugurado em 1975, o TOP CINE, na AVENIDA PAULISTA, passou a ser administrado pelo GRUPO ESTAÇÃO em 1999. Os donos do shopping pediam 80% pela renovação do contrato de locação das duas salas, que vence no dia 20, o que inviabilizaria a manutenção do cinema.

A estudante BEATRIZ PAES BARBOSA, de 12 anos, queimada com querosene pelo pai, o motorista PAULO SÉRGIO BARBOSA, na última terça-feira, foi atraída para a casa dele com a promessa de ganhar um par de tênis. A menina, que ia fazer aniversário no próximo dia 23, foi enterrada hoje no Cemitério dos GIRASSÓIS, em OSASCO, GRANDE SÃO PAULO, em clima de muita emoção. O pai, que tentou o suicídio ateando fogo a si mesmo em seguida, está em coma no Hospital do MANDAQUI. ALESSANDRA e o marido se separaram há cerca de seis meses e brigavam na Justiça pelo pagamento de pensão de R$ 200,00 à menina e à irmã LUÍSA, de 4 anos. O relacionamento de ALESSANDRA e PAULO SÉRGIO era conturbado e sofrido.

O ex-governador do RIO, ANTHONY GAROTINHO, anunciou hoje o fim de sua greve de fome, após 11 dias sem comer. Ele comemorou a obtenção de duas liminares do Tribunal de Justiça do RIO, que determinaram à revista VEJA e ao jornal O GLOBO a publicação de direito de resposta. GAROTINHO quer se defender de reportagem que dizia que ele tinha usado duas vezes o avião de JOÃO ARCANJO RIBEIRO, preso como chefe do crime organizado em MATO-GROSSO.

DESCOBERTO o que parece ser um observatório astronômico do BRASIL pré-colonial no AMAPÁ. Formado por 127 blocos de granito distribuídos em intervalos regulares, é comparável a STONEHENGE, na INGLATERRA. Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Arqueológicas do Estado do AMAPÁ estimam que ele teria sido construído por uma sociedade desenvolvida entre 500 e 2 mil anos atrás. A população local já conhecia o monumento, mas só agora ele foi visto e analisado por técnicos do IEPA, em CALÇOENE, a 390 quilômetros de MACAPÁ.

REVELADA pela primeira vez em 83 anos, a existência de um novo gênero de primata, o macaco RUNGWECEBUS KIPUNJI, encontrado na TANZÂNIA. Segundo o artigo publicado por pesquisadores americanos na revista SCIENCE, a análise do DNA do animal e da morfologia de seu crânio foi suficiente para classificá-lo como representante de um novo gênero, e não simplesmente de uma nova espécie. Acredita-se que RUNGWECEBUS adulto possa chegar a quase um metro de altura e quinze quilos de peso. Em WASHINGTON.

Durante exercícios de resgate, hoje, no OCEANO PACÍFICO, o helicóptero de uma entidade russa de socorro voluntário perdeu potência e caiu no mar. O piloto tentou ganhar altura, mas perdeu o controle. O nariz da aeronave mergulhou nas águas do MAR DE OKHOTSK, começou a afundar rapidamente. Treze pessoas estavam a bordo da aeronave russa modelo Mi14 PS. As pás da hélice tocaram a água com violência. Com o impacto das pás, o helicóptero e se despedaçou, Autoridades russas disseram que o piloto morreu e outras duas ficaram feridas.

Um dia depois do início das negociações entre BRASIL e BOLÍVIA sobre o futuro das exportações de gás após a nacionalização das reservas bolivianas, o presidente EVO MORALES subiu violentamente o tom contra a PETROBRÁS. Em entrevista em VIENA, onde estará amanhã ao lado do presidente LULA na 4ª Reunião de Cúpula União Européia – América Latina, ele acusou a PETROBRÁS de sonegar impostos e praticar contrabando em seu país, e indicou que não pagará indenização à companhia brasileira, responsável por investimentos de 1,5 bilhão de dólares na BOLÍVIA. “Os contratos são ilegais e inconstitucionais. Se você quer saber da PETROBRÁS, posso dizer como ela operava ilegalmente, sem respeitar as normas bolivianas”, afirmou ele, ao responder a uma pergunta sobre a decisão de LA PAZ de quebrar o contrato de compra e venda de gás entre BRASIL e BOLÍVIA. Segundo ele, os contratos são ilegais porque não passaram pela ratificação do Congresso boliviano, e seus termos haviam sido negociados secretamente. À noite, em LA PAZ, integrantes do governo tentavam negar a gravidade das declarações, dizendo que EVO falou de empresas de um modo geral, e não só da PETROBRÁS.

Campeão olímpico em HELSINQUE-1952 e primeiro peso pesado a reconquistar o título mundial. É por estes méritos que FLOYD PATTERSON, que morreu hoje, aos 71 anos, em NEW PALTZ, ESTADOS UNIDOS, será lembrado no mundo do boxe. PATTERSON sofria do MAL DE ALZHEIMER há oito anos e também tinha câncer de próstata. Garoto pobre, morador no BROOKLIN, NOVA YORK, PATTERSON se profissionalizou no mesmo ano em que ganhou a medalha de ouro na categoria dos médios. Em 1956, derrotou o também lendário ARCHIE MOORE no quinto assalto para ficar com o cinturão dos pesos pesados. Defendeu o título vitoriosamente em quatro combates – superou TOMMY (HURRICANE) JACKSON, PETE RADEMACHER, ROY HARRIS e BRIAN LONDON – antes de perder para o sueco INGEMAR JOHANSSON, no terceiro assalto, depois de sofrer sete quedas. Na revanche e na terceira luta, PATTERSON superou JOHANSSON. Após mais uma defesa vitoriosa de título, PATTERSON foi desafiado pelo fortíssimo SONNY LISTON, que o derrotou duas vezes, em 1962 e 1963. Mais dois anos e PATTERSON foi espancado por MUHAMMAD ALI em 12 rounds. Disputou o título mundial em 1968, diante de JIMMY ELLIS, mas perdeu por pontos após 15 assaltos. Encerrou a carreira em 1972, aos 37 anos, com uma nova derrota para ALI no sétimo assalto. “Tenho o maior respeito por sua garra e dedicação”, disse ALI, ainda sobre o ringue do MADISON SQUARE GARDEN, em NOVA YORK.

Recebeu alta do Hospital ASCOT, em AUCKLAND, o roqueiro KEITH RICHARDS, de 62 anos, guitarrista da banda inglesa ROLLING STONES. Ele foi submetido a uma cirurgia cerebral depois de cair de um coqueiro de 4,5 metros de altura, nas ILHAS FIJI, no mês passado.

2 007      :     -      SEXTA-FEIRA
O Comandante do Exército, General-de-Exército ENZO MARTINS PERI, tem a honra de convidar V Exª/ V Sª e cônjuge para a solenidade de passagem do cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, do General-de-Exército, RENATO CÉSAR TIBAU DA COSTA para o General-de-Exército LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO.
Data: 11 de maio de 2007 (sexta-feira)
Hora: 10 horas
Local: Salão de Honra do Gab Cmt Ex / QGEx – Bloco “A” – 4º Piso

CANONIZAÇÃO DE FREI GALVÃO
Esta é uma data de muita tristeza. Faz lembrar a despedida de minha mãe deste mundo. Estamos sentindo hoje momentos lamentáveis transcorridos três anos. Não saio de casa. Um acontecimento histórico está se passando nesta data, a canonização de FREI GALVÃO pelo PAPA BENTO XVI. SÃO PAULO está em borborinho. Muita gente nas ruas no centro da cidade.
          
A novela “O PROFETA” chega ao último capítulo. Com média de 32 pontos no IBOPE, a novela termina hoje mostrando mais uma vez a boa aceitação dos “remakes” no horário das seis – vide sua antecessora “SINHÁ MOÇA”.
No ar desde outubro de 2006, a boa audiência de “O PROFETA” se consolidou em janeiro, quando a trama passou a freqüentar a lista dos cinco programas mais vistos na GLOBO. Desde então, a novela chegou a ultrapassar “PÉ NA JACA” e a empatar com “PARAÍSO TROPICAL” no IBOPE. “Tentamos seguir o modelo clássico do herói que tem de cumprir uma missão e, para isso, enfrenta vários obstáculos. Ficamos felizes em saber que uma história simples, mas ousada, conquistou o público dessa forma”, afirma a autora DUCA RACHID.
Além do herói MARCOS (THIAGO FRAGOSO), a novelista também destaca as maldades praticadas por CLÓVIS (DALTON VIGH) pra o bom desempenho do enredo. A obsessão do vilão por SÔNIA (PAOLA OLIVEIRA) fez sua participação crescer consideravelmente, chegando a ofuscar o casal de protagonistas.
“A SÔNIA já estava cansada de sofrer nas mãos dele”, afirma a atriz PAOLA OLIVEIRA, que diz ter ficado satisfeita com sua primeira atuação como protagonista. A moça acaba o capítulo de hoje nos braços de MARCOS. No texto original de IVANI RIBEIRO, a mocinha ficou com um CLÓVIS redimido, e o profeta, com CAROLA (FERNANDA SOUZA). THIAGO FRAGOSO aprova a atualização da história feita pelas autoras DUCA RACHID e THELMA GUEDES. “A CAROLA nutria um amor verdadeiro por ele, mas na versão atual isso se transformou em simples admiração”. No último capítulo CLÓVIS morre envenenado por RUTH (CAROL CASTRO), que será presa. LIA (NÍVEA MARIA) também morrerá após ser condenada à prisão.

Nosso presidente, GINO STRUFFALDI, está preocupado com uma solenidade que irá acontecer em SÃO CAETANO. Estão envolvidos nisso o TENENTE-CORONEL GUEIROS e o MAJOR OBREGON. No entanto o GINO não consegue contatos com eles; eu não sei o local exato da cerimônia, nem o horário; o CORONEL MENDES também desconhece esses detalhes. Nosso presidente estaria propenso a comparecer ao evento. Fica muito difícil trabalhar assim.
Mais tarde, novo telefonema do GINO. Conseguiu ele saber qual seria a solenidade em SÃO CAETANO, mediante contato com o TENENTE-CORONEL GUEIROS. Uma viatura irá buscá-lo por volta das 9:30 horas.
Somente hoje LUCINDA conta que a MARLENE não obteve sucesso com os seus pastéis na sociedade feita com o PAULO. Faz uma semana que ela deixou essa fase de tentativa de ganhar dinheiro.
Telefonamos hoje para o PAULO ISHIKAWA. Cumprimentamos o marido da MARGARIDA pela passagem de mais um aniversário. Ele está completando hoje cinqüenta e dois anos de idade.

Leio no DIÁRIO OFICIAL de 11 de maio de 2007 a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM AIRTON NOBRE DE MELLO, do Corpo de Bombeiros do Interior (CBI). Nasceu em 14 de julho de 1947. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 6 de julho de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 24 de maio de 1980; CAPITÃO – 24 de maio de 1987; MAJOR – 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1999. Ocupava um dos primeiros lugares no Almanaque dos Oficiais.

O mar de devotos que se formou em CAMPO DE MARTE hoje já dava a impressão de que a presença do público tinha superado as expectativas. Motivamos para assistir à única missa aberta do PAPA BENTO XVI em SÃO PAULO, com o incentivo de celebrar o primeiro santo brasileiro, FREI GALVÃO, a SÃO PAULO TURISMO confirmou que o número de fiéis bateu a marca de 1,2 milhão de pessoas, 200 mil a mais do que o previsto.
A movimentação no local começou já ontem à noite. Às 9:07horas, BENTO XVI chegou de papamóvel e circulou entre os fiéis em uma longa volta pelo CAMPO DE MARTE. Os aplausos e gritos na chegada estenderam-se por quase vinte minutos, sem pausas.
O número dos que diziam ter comparecido apenas para assistir à canonização do “frade nacional” era quase o mesmo dos que apontavam que o motivo era só BENTO XVI. Uma ala especial foi reservada para os familiares do primeiro santo brasileiro que, de ônibus, saíram de GUARATINGUETÁ e JAÚ para a missa. O mais velho do grupo, da quinta geração dos GALVÃO, JOSÉ GALVÃO CEZAR SOBRINHO, 81 anos, não conteve as lágrimas. “É um momento único de muita satisfação e emoção”. A homenagem a FREI GALVÃO foi mesmo um dos momentos altos da missa. Às 10:10 horas, BENTO XVI pediu ao coral para cantar o hino ao frade e o consagrou como SANTO ANTÔNIO DE SANT´ANNA GALVÃO. Enquanto o pontífice discursava, um silêncio típico de igreja predominou no CAMPO DE MARTE. Representantes do milagre “duplo”, reconhecido pelo VATICANO – SANDRA GROSSI DE ALMEIDA, 37 anos, e seu filho ENZO DE ALMEIDA (creditam a cura de uma gravidez de risco dela e uma doença grave do menino às pílulas “milagrosas”) foram chamados ao palco para levar os símbolos de FREI GALVÃO – uma colher, um cordão dos franciscanos e um rosário.
Além de enaltecer as qualidades de FREI GALVÃO, o sermão de BENTO XVI, mais uma vez, não poupou críticas ao segundo casamento e condenação do sexo por prazer. Em seu discurso, o pontífice disse que “o mundo precisa de vidas limpas, almas claras, mentes puras que rejeitam ser consideradas objetos de prazer”. “É preciso dizer não àqueles meios de comunicação social que ridicularizam a santidade do matrimônio e a virgindade antes do casamento”, disse. À tarde, na CATEDRAL DA SÉ, foi ainda mais enfático sobre os dogmas católicos.
No palco montado para a missa, 460 bispos e arcebispos receberam o PAPA. Além dos membros da Igreja católica, 30 representantes de outras religiões foram convidados para participar da celebração. Entre eles, estava o pai-de-santo MARCO PENNA, 51 anos, em nome do candomblé. “Esse evento consagra a renovação da fé, não importa qual”.
Taoísta (seguidora da filosofia do tão, que em chinês significa caminho), ANDRÉIA ALVES ARAÚJO, 36 anos, fazia suas preces pedindo “sintonia entre as energias”, em contraste com os pais-nossos e ave-marias rezados pela maioria do público. Nas cadeiras reservadas para autoridades estavam, os governadores de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, e RIO DE JANEIRO, SÉRGIO CABRAL, além do prefeito da Capital, GILBERTO KASSAB.
Faziam a segurança 12 mil policiais militares, 2,8 mil soldados e mais 500 homens da Força Aérea. Mesmo assim, o alemão KLAUS KOLLMEDER conseguiu burlar o esquema e, passando-se por jornalista, levou mulher e filhos, 6 e 4 anos, para perto do PAPA. Às 11:50 horas, BENTO XVI encerrou a missa. Para o capelão do Mosteiro da LUZ, padre ARMÊNIO NOGUEIRA – que hoje desempenha as funções que foram de FREI GALVÃO, “o povo já sabia que ele era santo. Agora a igreja o reconheceu”.

O passinho miúdo, o dedo em riste e o olhar esperto, o bolo de revistas debaixo do braço, uma paixão imensa por BACH e VIVALDI e uma cachoeira de grandes idéias o tempo todo: eis o retrato essencial, inconfundível, de uma das maiores figuras do jornalismo brasileiro dos últimos 40 anos, MURILO AGOSTINI FELISBERTO, que morreu hoje no Hospital SANTA CATARINA, em SÃO PAULO.
Um dos fundadores do JORNAL DA TARDE, aonde chegou em 1965 e que dirigiu por duas ocasiões – de 1968 a 1978 e depois de 2000 a 2003 – MURILINHO, como o chamavam as dezenas de jornalistas que ele comandou, estava internado desde 30 de abril. Um tumor no fígado trouxe complicações que impediram qualquer cirurgia, e uma falência múltipla dos órgãos o levou por volta das 11:30 horas. O velório, na Beneficência Portuguesa, se estenderá até as 8 horas de amanhã, quando será levado para o cemitério de VILA ALPINA, onde será cremado.
Mineiro de LAVRAS, onde de formou no colégio americano GAMON, MURILO se consagrou bem cedo, em BELO HORIZONTE e no RIO DE JANEIRO, como um jornalista fora-de-série. A busca rigorosa do bom texto, a percepção rápida de melhor notícia e a genialidade com que criava belíssimas páginas, tantas vezes premiadas, deixaram fundas marcas na vida das redações brasileiras – o DIÁRIO DE MINAS e o JORNAL DO BRASIL, no início, depois rápidas passagens por SENHOR, REALIDADE, FOLHA DE SÃO PAULO e MANCHETE, até fincar raízes no JORNAL DA TARDE. Ali, a partir de 1965 ajudou MINO CARTA a fazer uma revolução no jornalismo: a de oferecer ao leitor textos claros e diretos e serviços,em páginas sempre bonitas. Ganhar prêmios tornou-se para ele uma rotina, naqueles idos entre 1970 e 1990.

O líder do PT na Câmara, LUIZ SÉRGIO (RJ), protocolou hoje uma nova representação contra o deputado CLODOVIL HERNANDES. Na quarta-feira, dia 9, o parlamentar causou tumulto ao agredir verbalmente a deputada CIDA DIOGO. É o quarto pedido de processo disciplinar encaminhado à Mesa da Casa contra CLODOVIL.
A polêmica gerada pelo estilista começou há cerca de 15 dias, quando ele afirmou em seu programa de TV que “as mulheres ficaram muito ordinárias e, hoje em dia, trabalham deitadas e descansam em pé”. Na quarta-feira, segundo a petista, CLODOVIL a agrediu nos seguintes termos: “Minha senhora, aquele comentário eu fiz para as mulheres bonitas e a senhora é feia que nem para ser prostituta serve”. Na quinta-feira, dia 10, ele reafirmou tudo.
Na representação, LUIZ SÉRGIO diz que CLODOVIL tem sido “extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico, no exercício do mandato parlamentar” e desrespeitou a Constituição, o Código de Ética e o regimento interno. Ontem, a própria deputada já havia entrado com uma representação contra CLODOVIL, com o apoio de cem parlamentares. Ela é coordenadora da Frente Parlamentar GLBT.
O corregedor da Câmara, deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA, vai preparar um parecer sobre o caso, a ser posteriormente avaliado em reunião da Mesa. De acordo com a assessoria jurídica da Câmara, a eventual punição cabível ao parlamentar é a censura verbal ou escrita.

ELIANA e EDUARDO GOMES estão legalmente separados. Os documentos foram assinados na tarde desta sexta-feira. ELIANA teve que deixar as gravações de seu programa TUDO É POSSÍVEL para ir ao escritório de um dos advogados envolvidos no caso – cada parte tem o seu. Os apresentadores da RECORD anunciaram o fim do casamento de dois anos e quatro meses, realizado em regime de separação total de bens, em um comunicado oficial divulgado pela assessoria de imprensa dela em 18 de abril.

A atriz EVA WILMA recebeu alta médica, após ser internada no Hospital ALBERT EINSTEIN dois dias antes com arritmia cardíaca e queda de pressão arterial. Ela permaneceu internada na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo até que seu quadro de saúde se estabilizasse.

Nasceu a terceira filha do ator HUMBERTO MARTINS, a primeira com sua mulher, ANDRÉA ABRAHÃO. NICOLE veio ao mundo na Casa de Saúde SÃO JOSÉ, no RIO. 

A Comissão Independente de Queixas contra a Polícia, da GRÃ-BRETANHA, decidiu hoje que 11 dos 15 policiais que estavam envolvidos na morte de JEAN CHARLES DE MENEZES, em LONDRES, em julho de 2005, não sofrerão punições disciplinares. O IPCC ainda precisa decidir o destino de quatro oficiais, considerados os mais importantes no processo. A decisão gerou protestos da família do brasileiro e do ITAMARATY.      

2 008    :     -    DOMINGO.
Estamos no sítio do Professor JOSÉ CARLOS. Acordamos depois das 7 horas. O professor vem nos convidar para o café. Temos então a oportunidade de ver a grande extensão do sítio, onde foram construídas várias casas para acomodação de convidados. Diz o professor JOSÉ CARLOS que cabem 150 pessoas nas suas dependências. Todo o mês ele traz estudantes do COLÉGIO SANTO IVO para passar fins de semana em seu sítio. Vemos araras, emas, patos e outros animais e aves numa espécie de paraíso. Todos se dão muito bem. Apenas conta o professor que houve uma espécie de linchamento de um tucano pelos sagüis que existem ali. O professor plantou cana em grande parte de sua propriedade.
Durante a refeição matinal, conversamos muito sobre a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. MARGARIDA ROSA está conosco e ajuda a lembrar de fatos históricos.
Mas não podemos ficar muito tempo conversando com nossos amigos. O MENDES quer chegar cedo na sua casa, aonde a família irá se reunir para comemorar o DIA DAS MÃES. Deixamos o sítio por volta das 8:30 horas. Durante a viagem de volta lembro de minha mãe. Hoje está completando quatro anos de sua morte. Essas lembranças não me deixam bem. Sinto um vazio dentro de mim. As recordações da família pesam numa volta ao passado. O GINO e o MENDES ajudam-me a desviar meus pensamentos com outras conversas.
A nossa despedida, neste domingo diferente, vai se dar na Rua PEDRO VICENTE. O MENDES ainda levará o GINO até sua residência. Embarco de regresso para casa.
LUCINDA conta que MARGARIDA e MARIA, suas irmãs, a visitaram ontem, bem como o PAULO ISHIKAWA, que hoje está completando 53 anos de idade. Diz ela que a SORAYA e o NELSON estão nos convidando para o almoço em homenagem ao DIA DAS MÃES.

O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” publica no Fórum dos Leitores um artigo de MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM – AS RAPOSAS. O teor é o seguinte: “É inacreditável o que está acontecendo em nosso país. Em plenas terras de fronteira, riquíssimas em espécies vegetais e em minerais, encontram-se “índios” biólogos, geólogos, antropólogos e outros “logos”. Falando inglês, espanhol, francês, etc., e no exercício da pirataria. Já os nacionais que plantam, colhem e exportam gêneros alimentícios, além de se encontrarem sob forte pressão para abandonar as terras, são atacados e invadidos em suas propriedades – e impedidos de reagir! Ainda por cima, foram presos! Ora, francamente, que justiça é essa, senhores? O Brasil está perdendo a oportunidade de comandar seu próprio destino! Só nos resta concluir que seguimos em pleno processo de colonização, enquanto o povo se contenta em receber o Bolsa-Família, ou trabalhar na reciclagem do lixo. Acorda, Brasil!!

A primeira rodada do CAMPEONATO BRASILEIRO da Série A foi terrível para o futebol de SÃO PAULO. Nenhum dos quatro representantes paulistas conseguiu sair de campo vitorioso. Embora o torneio seja por pontos corridos e há muita água para rolar pela frente, o cartão de visitas deixou a desejar.
A começar pelo desempenho do campeão paulista. Diante do CORITIBA, que também faturou o título estadual, o PALMEIRAS foi derrotado por 2 a 0, com um show do meia MICHAEL, ex-GUARATINGUETÁ, autor de um gol e do passe para o segundo.
No RIO, em um MARACANÃ vazio, graças a uma punição sofrida pelo FLAMENGO, o time reserva do SANTOS levou 3 a 1 do Rubro-negro. Os principais titulares do técnico ÉMERSON LEÃO já estão na Cidade do MÉXICO, onde o PEIXE enfrenta o AMÉRICA na quinta-feira, pelas quartas-de-final da TAÇA LIBERTADORES.
O tropeço mais incrível da rodada veio com a LUSA. No jogo que marcou sua volta à elite do futebol brasileiro, a equipe empatou em 5 a 5 com o FIGUEIRENSE, após abrir 5 a 2. E sem contar que o SÃO PAULO havia perdido para o GRÊMIO no sábado, por 1 a 0.

O brasileiro FELIPE MASSA, da FERRARI, mostrou hoje que é mesmo o “REI DA TURQUIA” entre os pilotos da F1 e venceu, em ISTAMBUL, a quinta etapa do MUNDIAL 2008. Com a boa perfomance de hoje, MASSA chegou aos 28 pontos e já é o vice-líder da temporada. O inglês LEWIS HAMILTON, da McLAREN, protagonizou o duelo pela vitória com o brasileiro mas acabou superado e teve de se contentar com o segundo lugar no pódio. Dono dos mesmos 28 pontos, HAMILTON fica em terceiro na classificação do MUNDIAL por ter uma vitória a menos do que FELIPE MASSA.
A liderança do MUNDIAL dos pilotos ainda é do finlandês KIMI RAIKKONEN, parceiro do brasileiro na Ferrari, que hoje chegou em terceiro lugar e passou a somar 35 pontos.
RUBENS BARRICHELLO, da HONDA, e NELSINHO PIQUET, da RENAULT, não encontraram motivos para celebrar. O veterano, que comemorou hoje 257 GPs disputados na F-1, chegou apenas em 14º lugar. NELSINHO terminou logo atrás, em 15º.
A vitória de hoje foi a terceira consecutiva de FELIPE MASSA no autódromo turco. O brasileiro já havia largado na pole e, durante a corrida, chegou a perder a ponta para HAMILTON. O inglês da McLAREN adotou estratégia ousada durante a prova e fez uma parada a mais nos boxes. A primeira parada, bem rápida, o deixou em condições de ultrapassar MASSA logo após o primeiro “pit” da FERRARI. Porém, a maior familiaridade do brasileiro com o circuito turco o fez seguir firme na cola do piloto britânico. Quando HAMILTON se viu obrigado a fazer mais uma parada, MASSA retomou a liderança e seguiu firme até a bandeirada. Em terceiro lugar após boa corrida de recuperação, o “homem de gelo” KIMI RAIKKONEN bem que tentava pressionar HAMILTON para garantir o segundo posto. O piloto da McLAREN, no entanto, conseguiu evitar a pressão do ferrarista.
Piloto mais premiado entre os que disputam o MUNDIAL, o espanhol FERNANDO ALONSO chegou apenas na sexta colocação com sua RENAULT. À sua frente chegaram as BMWs, com o polonês ROBERT KUBICA em quarto lugar, e o alemão NICK HEIDFELD, em quinto.     

Fiéis da igreja católica lotaram hoje o Mosteiro da Luz, no Centro de São Paulo, para comemorar o aniversário de um ano da canonização de FREI GALVÃO. O primeiro santo brasileiro foi agraciado com esse título em 11 de maio do ano passado, em uma missa rezada pelo PAPA BENTO XVI, em visita ao BRASIL.
A primeira celebração do dia, às 8 horas, foi conduzida pelo arcebispo de São Paulo, DOM ODILO SCHERER. A missa das 10 horas teve a participação do compositor CLÁUDIO FONTANA, que cantou “HOMEM DE NAZARÉ” e “CANÇÃO DE FREI GALVÃO”. Às 16 horas, foi realizada uma procissão em homenagem ao santo.

A moradora de Rua FLÁVIA SOUZA, de 15 anos, morreu por volta das 5:30 horas, depois de ter sido queimada enquanto dormia debaixo de um viaduto, no RIO. Segundo seu marido, LEONEL ROSA DE SOUZA, de 17 anos, a adolescente estava grávida de pouco mais de um mês. Já WELLINGTON ALVES, de 16 anos, foi socorrido no local e encaminhado para o Hospital SOUZA AGUIAR com 100% do corpo atingido por queimaduras de segundo e terceiro graus. O estado de saúde dele é considerado gravíssimo.
Outras quatro vítimas dormiam no local quando FLÁVIA e WELLINGTON foram queimados, mas conseguiram fugir.

ANA CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA, mãe de ISABELLA NARDONI, disse acreditar que o assassinato da menina foi motivado pelo ciúme de ANNA CAROLINA JATOBÁ. A desconfiança foi revelada em entrevista emocionada ao “FANTÁSTICO”, da Rede GLOBO, exibida hoje, dois dias depois dela ter falado ao DIÁRIO DE SÃO PAULO. Além de falar das suas suspeitas, ANA CAROLINA revelou que será testemunha de acusação no processo contra o pai e a madrasta da menina. Afirmou ainda que contratou uma advogada “para fazer justiça”. Na entrevista, a mãe de ISABELLA revelou cenas de frieza durante o velório da filha e também no momento em que encontrou a menina desacordada no gramado do Edifício LEBLON.


Tornados mataram pelo menos 22 pessoas, feriram centenas e deixaram um rastro de destruição em comunidades no centro e no sudeste dos ESTADOS UNIDOS, no fim de semana. Autoridades afirmaram que 14 pessoas morreram em MISSOURI, seis em OKLAHOMA e duas na GEÓRGIA, quando as tempestades passaram da fronteira do KANSAS e OKLAHOMA, no sábado, e na GEÓRGIA, no domingo, destruindo casas, virando carros, bloqueando ruas, derrubando fios de força e árvores. Dez pessoas morreram em NEWTON CAUNTY, MISSOURI, na fronteira com OKLAHOMA, de acordo com SUSIE STONNER, da agência de gerenciamento de emergências. A polícia não descartou encontrar mais vítimas. 

JOHN RUTSEY, baterista da formação original da banda de rock canadense RUSH, morreu neste domingo, em TORONTO, em decorrência de sua diabete. Ele tinha 55 anos. Em 1968, RUTSEY foi co-fundador da banda, ao lado do cantor GEDDY LEE, líder do grupo, e do guitarrista ALEX LIFESON. Mas em 1974, depois de gravar o primeiro álbum do RUSH, o baterista deixou o grupo por problemas de saúde. RUTSEY foi substituído por NEIL PEART, que, além de tocar bateria, também fez letras de músicas da banda. O grupo, que entrou para o Hall da Fama do CANADÁ, em 1994, ganhou vários prêmios, inclusive 24 discos de ouro.

2 009      :       -    SEGUNDA-FEIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
(INSPETORIA-GERAL DE ENSINO DO EXÉRCITO/1937)

O Comandante do Exército, GENERAL-DE-EXÉRCITO ENZO MARTINS PERI, tem a honra de convidar V.Exª/ V. Sª para a solenidade de passagem do cargo de Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, do GENERAL-DE-EXÉRCITO PAULO CÉSAR DE CASTRO para o GENERAL-DE-EXÉRCITO RUI MONARCA DA SILVEIRA.
DATA: 11 de maio de 2009 (segunda-feira)
HORA: 10:00 horas
LOCAL: Salão de Honra do Palácio DUQUE DE CAXIAS, 9º andar.

Cinco anos são passados, mas a tristeza não. No dia 11 de maio de 2004, aos 95 anos de idade, falecia ALICE DA FONSECA VENTURA. A saudade aflora nas datas do aniversário de sua morte. O tempo passa, mas não passam as lembranças, as muitas lembranças de momentos que passamos juntos.
Nesta manhã, surpreendentemente, recebemos a visita da MARINEI. Vem contar que faleceu o avô materno de seu marido, vítima de câncer. Está atrapalhada com o funeral, que será hoje à tarde. Pede dispensa do serviço. Não há como dizer não. Ela demonstra sofrimento e cansaço.
Quando chego na Sociedade, lá pelas 13 horas, encontro os pedreiros quebrando o piso da entrada do prédio. Eles estavam aguardando a chegada da funcionária para mudar os móveis para o primeiro andar e iniciar também a troca do piso da sala onde ela trabalha. Isso não pode ser feito hoje.
Almoço com OREZ. Ele quer saber notícias do que irá acontecer hoje à tarde no pátio do 1º BPChq. Explico-lhe que teremos mais uma solenidade religiosa para o herói da nossa Corporação, CAPITÃO ALBERTO MENDES JÚNIOR. Está sendo lembrada a sua morte, em 10 de maio de 1970. Antes de ir para essa cerimônia, retorno ao MMDC e imprimo os dias 9, 10 e 11 de maio de minhas memórias.
No 1º BPChq vamos encontrar no Comando o TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA. Ele assumiu esse comando na sexta-feira, como me disse o CAPITÃO ANÍSIO. No salão nobre do Batalhão vamos encontrar o GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES, CORONEL PM Res Deputado Federal JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM Res TOMÁS ALVES CANGERANA, Superintendente da Caixa Beneficente; CORONEL PM Ref MANOEL ABISSI NOGUEIRA, da COOPMIL;  MAJOR PM Res Deputado Estadual SÉRGIO OLÍMPIO; CAPITÃO PM Ref ROBERVAL CONTE LOPES; e vários colegas do MENDES JÚNIOR, a famosa TURMA TIRADENTES, de 1969: PAULO GALANTE, NELSON CHIAVONE, JOSÉ SAMPAIO LOPES, JOSIAS SAMPAIO LOPES, DAVID GASPAR RIBEIRO FARIA, ANTONIO MARIA CLARET DE OLIVEIRA, JÚLIO GOMES DA LUZ, ANTÔNIO CARLOS RUFINO FREIRE, JÚLIO CÉSAR VERLANGIERI FILHO, ANTÔNIO SAMPAIO FERREIRA PONTES, IVAN MARQUES DE OLIVEIRA e outros.
O CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES representa o Comandante Geral, CORONEL PM ÁLVARO BATISTA CAMILO, que se encontra em BRASÍLIA.
Nosso MAJOR CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO executa a parte religiosa desta cerimônia. Não estão presentes os pais do MENDES JÚNIOR. Dona ANGELINA e Sr ALBERTO MENDES estão muito doentes.  DÉCIO MENDES e esposa representam os pais do herói. DÉCIO é irmão do falecido.
Comparecem também a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, NELLY MARTINS FERREIRA CANDEIAS e a Professora MARIA ODETE. As crianças da Escola “CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR” abrilhantam o evento.
O CORONEL PM Res Deputado Federal JAIRO PAES DE LIRA faz comovente discurso e traz para junto de nós o herói da PM, de tal maneira são suas palavras que parece realidade a presença do espírito de MENDES JÚNIOR.
Encerrada essa parte, os oficiais se reúnem no salão nobre do 1º BPChq e depois encaminham-se para a frente do Quartel do Comando Geral, a fim de assistir a entronização do busto de MENDES JÚNIOR. Encontramos ali vários oficiais do GBB como o CORONEL PM Res CIAPINA, CORONEL PM Res NISHIKAWA, bem como a CORONEL Fem PM Ref HILDA MAGRO. Outros nomes constam de uma mensagem do GBB:
Creio que muita gente perdeu uma rara oportunidade de participar de uma solenidade tão emocionante como a inauguração do busto do Mendes Jr.
A 1ª parte constou da solenidade anual de 10 de maio, data da morte de nosso herói, onde é reverenciado o ato do Mendes Jr.
Presentes inúmeros oficiais e praças, em especial, componentes antigos da Rota além da presença marcante de crianças, alguns fardados, que estudam na escola em que o Mendes estudou e que leva seu nome.
Vários amigos do GBB lá estavam: Cel Corrêa de Carvalho, Cel Ciapina, Serrão, Cel Chiavone, Cel D`Addio, Cel Nakão, Ten Cel Mello e outros.
Participaram o Cmt G Int Antão, Cel Felix, Dep Conte, Dep Olímpio, Dep Paes de Lira, Depieri, Navarro etc.
Homenagens da escola ao Cmt G; do Comando da Rota ao irmão do Mendes; canto da canção da PM e do Hino Nacional e, finalmente, palavras do Dep Paes de Lira.
O Dep Cel Paes de Lira falou por mais de 20 minutos com eloquência e referência extremamente elogiosa ao nosso herói e nossos PM. Foram emocionantes e contagiantes suas palavras. Admirável seu discurso e sem uma única folha de papel à mão.
Após este evento encaminhamo-nos para o QG onde foi inaugurado o busto. A PM organizou excepcionalmente a solenidade até enaltecendo o caro irmão Nishikawa, aliás, sem ele este evento não teria corpo....... .acho que nem alma.
Presenças: Cel Nishikawa, Cel Corrêa de Carvalho, Cel Ciapina, Cel Claret, Cel Chiavone, Cel Coelho, Cel D`Addio, Cel Caldeira, Cel Franco, Cel Luiz Pereira, Ten Cel Res Aguinaldo, Ten Cel Res Rafael, Cel Josias, Cel Nakaharada, Cel Kiari, Cel Hypolito, Cel Repulho, Cel Colla, Cel Gervázio, Cel Galante, Ten Cel Navarro, Ten Cel De Pieri, Ten Cel Miranda, Cel Eliziário, Ten Cel Galvão, Maj Ari etc.
Há alguns lambe-lambe, portanto, logo teremos fotos divulgação.
Favor complementarem os presentes... ...
Donizeti

Os órgãos de segurança pública do Estado de São Paulo irão usar os policiais militares das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR – ROTA – no combate à facção criminosa PCC. A decisão, diz o CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, Comandante Interino da Polícia Militar, é “uma estratégia de governo”, e tem como objetivo “dar uma resposta à altura ao crime organizado”. O subcomandante revelou a nova estratégia hoje, durante solenidade na sede da ROTA em homenagem ao CAPITÃO PM ALBERTO MENDES JÚNIOR, assassinado na década de 1970 pelo guerrilheiro CARLOS LAMARCA, durante o regime militar.
“A ROTA não é uma polícia para atender as ligações do 190. É uma polícia de elite. Os policiais são altamente preparados, e serão usados para acabarmos com o crime organizado”, disse o coronel. Segundo DANILO ANTÃO FERNANDES, todas as informações de inteligência do Ministério Público e Justiça serão direcionados à ROTA, que “usará todas as ferramentas possíveis, como inteligência, investigação, escutas e infiltração” para acabar com a facção. 

A quadrilha que no domingo roubou quadros valiosos – “FIGURA EM AZUL”, de TARSILA DO AMARAL, “O CANGACEIRO” e “RETRATO DE MARIA”, de CÂNDIDO PORTINARI – da mansão da socialite ILDE MAKSOUD, de 80 anos, nos JARDINS, cortou as telas porque sabia que havia chip nas molduras que permitem o rastreamento das obras. Um quarto quadro, “CRUCIFICAÇÃO DE JESUS”, de ORLANDO TERUZ, foi roubado porque, segundo a polícia, os ladrões o acharam “bonito”. O bando conhecia o funcionamento da casa.

A explosão de um botijão de gás derrubou parte de uma casa e deixou duas pessoas feridas na manhã de hoje no JARDIM SÃO LUÍS, zona sul da capital. Uma mulher de 42 anos teve 83% do corpo queimado. Até à noite ela seguia em estado grave no Hospital CAMPO LIMPO. A mangueira do botijão estava vencida havia 13 anos. Um laudo sobre a explosão deve sair em 30 dias.
      
No primeiro de cinco dias de sua histórica visita a ISRAEL e territórios palestinos, e apesar de medir cuidadosamente as palavras para não ferir suscetibilidades, o PAPA BENTO XVI não deixou a política de lado. Assim que chegou a TEL-AVIV, o pontífice defendeu a continuação das negociações de paz entre israelenses e palestinos e o direito aos dois povos de ter sua terra – ou, em outras palavras, a criação de um Estado palestino convivendo pacificamente com ISRAEL, ainda que não tivesse mencionado a palavra “Estado”.

OS ESTADOS UNIDOS substituíram seu principal comandante no AFEGANISTÃO, o GENERAL DAVID McKIERNAN, depois de apenas 11 meses no cargo, em mais um sinal da piora da situação na região. McKIERNAN será substituído pelo GENERAL STANLEY McCHRYSTAL, que atuou muitos anos no comando na chamada SPECIAL OPS, a divisão de elite das Forças Armadas que atua em missões ultrassecretas. McCHRYSTAL comandou a equipe que capturou ABU MUSAB AL-ZARQAWI, um dos líderes da AL-QAEDA no IRAQUE.

JOHN DEMJANJUK, suspeito de ter sido guarda em um campo de concentração nazista, foi deportado hoje dos EUA para a ALEMANHA, onde será julgado pela morte de 29 mil judeus. Um vôo charter levando o ucraniano de 89 anos partiu hoje à noite do aeroporto de CLEVELAND, OHIO, para MUNIQUE. Uma das tarefas de DEMJANJUK, no campo de SOBIBOR, na POLÔNIA, era dirigir os judeus dos trens para as câmaras de gás. O ucraniano, que é o nº 1 na lista dos “criminosos de guerra nazistas mais procurados” do Centro SIMON WIESENTHAL, nega qualquer envolvimento com o HOLOCAUSTO. Ele diz que lutou nas fileiras soviéticas e foi capturado pela ALEMANHA em 1941, que o manteve como prisioneiro até 1944. Hoje, DEMJANJUK recebeu a visita dos filhos e neto. No fim da tarde, agentes foram até a casa dele e o levaram em uma ambulância para o Serviço de Imigração, de onde foi levado para o aeroporto.   

2 010        :    TERÇA-FEIRA
CONVITE
A SOCIEDADE AMIGOS DA CIDADE, entidade sem fins lucrativos, criada em 1934 por iniciativa do Prefeito PRESTES MAIA, sente-se honrada em convidar para a Sessão Solene de Homenagem aos Comando Militares em São Paulo dia 11 de maio de 2010, terça-feira, às 19 horas. Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Viaduto Jacareí, nº 100, 8º andar – Centro.
A condecoração “CRUZ DO ANHEMBI”, criada pelo Decreto 52.890, de 1º de março de 1972, do Governo do Estado de São Paulo será outorgada aos senhores Comandantes das Unidades do Exército, Marinha e Aeronáutica sediadas em São Paulo, bem como serão homenageadas autoridades e personalidades de destaque da sociedade paulista.
Aberto a todos que se consideram Amigos de São Paulo, o evento será seguido de coquetel de confraternização.  

Nesta manhã mando o seguinte e-mail para o Subdiretor de Logística da PM:
PREZADO TENENTE-CORONEL PM LIMA TEIXEIRA
Pretende-se fazer uma exposição de peças de 1932 no Monumento-Mausoléu. O Chefe de Gabinete do Exmº Sr Cmt Geral tem conhecimento, bem como a 5ª EM/PM.
O MAJOR PM AGRELLA, do 12º BPMM, batalhão encarregado da segurança do Monumento-Mausoléu, iria reunir os envolvidos nessa exposição, na semana passada, mas alegou que precisa ordem superior para fazer a referida reunião. Isso se delonga desde 30 de abril e não há uma decisão formal.
Assim que se tiver uma decisão a respeito, por favor me comunique. Estamos todos esperando que essa exposição se concretize, mas do jeito que as coisas vão caminhando isso fica dificil.
Data: 11 de maio de 2010 10:35
Assunto: Fwd: Re: Exposição

Mando para a Diretora de Comunicação Social o seguinte aviso:
ESTIMADA CAMILA
Até agora não tenho uma resposta definitiva sobre decisão superior a respeito da exposição. Deveremos insistir na realização da mesma, até que se defina isso de uma vez por todas. Veja com o MAJOR PM AGRELLA se há qualquer coisa positiva, uma vez que a cúpula da PM concorda com a realização da exposição, mas a situação do Monumento-Mausoléu precisa mudar. Não ha definições de competência, ou se as há, não me informaram ainda.
Data: 11 de maio de 2010 10:43
Assunto: Fwd: Re: Exposição

Vou mais tarde para a cidade de São Paulo. Antes de começar a trabalhar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, vou almoçar com PASSOS, RONALDO, CRISTIANO, DANILO e RAFAEL. Discutimos alguns assuntos relacionados com a lista dos escolhidos por DUNGA para a seleção brasileira que irá a COPA DO MUNDO da ÁFRICA DO SUL.
No MMDC, recebo a visita do MENDES. Ele está terminando a grade dos agraciados com a Medalha MMDC em 23 de maio. Lembra ele a data fatídica de 11 de maio de 2004, quando esteve me reconfortando em POÁ no velório de minha mãe. Neste ano a lembrança sofrida veio no DIA DAS MÃES. A data de 11 de maio ficou marcada com a sua morte. Isso nunca será esquecido. É uma ferida que se abre todo ano. 
Nossa Diretora de Comunicação Social vem nesta tarde estudar comigo o problema da exposição em 23 de maio. Não tenho resposta do que está acontecendo por parte da Polícia Militar. Telefono para a Diretoria de Logística e também para a Chefia do Gabinete do Comando Geral e não obtive resposta alguma. É mais um dia que se passa sem uma definição sobre essa exposição.
Esfria muito nesta tarde. Saio do MMDC depois das 16 horas desiludido pelo fato de não ter resposta sobre a realização ou não da exposição em 23 de maio. Não é fácil trabalhar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Além das gritantes falhas da própria instituição, com uma única funcionária, sobrecarregada de atividades, sem presença efetiva do presidente (com problemas de saúde e entrado em idade), do vice (atuante como Chefe de Gabinete do GRANDE ORIENTE DO BRASIL), temos contratempos com pessoas que poderiam ajudar a Sociedade. O Decreto de setembro de 2006 não está sendo cumprido.

Em nome de algumas convicções, sempre questionadas por quem acredita no futebol-arte, e em defesa de um grupo com o qual conquistou os títulos das Copas AMÉRICA e das CONFEDERAÇÕES, DUNGA abriu mão do talento e deixou NEYMAR e PAULO HENRIQUE GANSO fora da lista dos 23 convocados para o Mundial da ÁFRICA DO SUL. O técnico também decidiu afastar ADRIANO da relação, por causa dos casos recentes de indisciplina do atacante do FLAMENGO. Para o seu lugar, reservou uma vaga a GRAFITE, do WOLFSBURG, da ALEMANHA.
Campeão mundial de clubes pelo SÃO PAULO, em 2005, GRAFITE atuou apenas num jogo ao longo dos quase quatro anos da seleção sob o comando de DUNGA. Foi no único amistoso disputado neste ano, em março, na INGLATERRA. O adversário era a IRLANDA e o BRASIL venceu por 2 a 0. GRAFITE entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo, exatamente no lugar de ADRIANO. Mostrou serviço e acabou como primeira alternativa de DUNGA para eventual exclusão de ADRIANO.
O goleiro GOMES, que corria por fora numa disputa com VICTOR, do GRÊMIO, foi o escolhido para compor a lista de três goleiros. GOMES atua no TOTTENHMA HOTSLPUR, da INGLATERRA.
Em entrevista concorrida, com quase 500 credenciados, DUNGA superou a rouquidão que adveio de um resfriado e enalteceu a dupla NEYMAR-GANSO algumas vezes. Mas foi deselegante com os dois depois de insistentes perguntas sobe a ausência dos meninos mais badalados da atualidade. “Só para refrescar um pouquinho a memória de vocês. Eles têm um futebol maravilhoso, jogam muito. Mas o NEYMAR esteve no Mundial Sub-17 e voltou para casa na primeira fase. O GANSO foi para o Mundial Sub-20 e acabou na reserva”, declarou DUNGA. As duas competições ocorreram no ano passado.
Para justificar a não inclusão de ADRIANO, artilheiro da equipe nas Copas da AMÉRICA e das CONFEDERAÇÕES, DUNGA disse que tomou a decisão sem ouvir o coração. “Foi pela razão, em nome da coerência e do comprometimento. Demos inúmeras chances a ADRIANO, mas chegou um momento em que precisei tomar decisão pensando na seleção.”
RONALDINHO GAUCHO era outro que alimentava alguma esperança de ir à COA. Mas sua irregularidade notadamente nos últimos três anos pesou na decisão de DUNGA de não  o incluir na lista. Nas demais posições, os nomes já eram esperados.
Com alguma desenvoltura, DUNGA se estendeu nas respostas e foi irônico pelo menos três vezes com os repórteres. No fim da tarde, soltou lista extra com sete nomes, a pedido da FIFA: RONALDINHO, GANSO, ALEX, MARCELO, SANDRO, CARLOS EDUARDO e TARDELLI. Eles não serão aproveitados, a não ser que haja algum corte por contusão.   
  
A desembargadora do Tribunal de Justiça do PIAUÍ, EULÁLIA MARIA RIBEIRO GONÇALVES DO NASCIMENTO, decretou hoje a prisão preventiva do prefeito do município de DOMINGOS MOURÃO, PADRE DOMINGOS JOSÉ RODRIGUES CAVALHEIRO. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por crime de pedofilia.

O ministro da Justiça, LUIZ PAULO BARRETO, decidiu na madrugada de hoje afastar por 30 dias o delegado ROMEU TUMA JÚNIOR do comando da Secretaria Nacional de Justiça. Informalmente, em conversas mantidas na tarde de hoje, o secretário disse que decidiu só “tirar férias” para se defender. O secretário deixa o cargo uma semana após o ESTADO revelar suas ligações com LI KWOK KWEN, o PAULO LI, um dos líderes da máfia chinesa que está preso.  A PF tem indícios que tornam TUMA JUNIOR suspeito de “tráfico de influência” e de “crimes contra a administração pública”.

Um acordo entre os líderes de todos os partidos permitiu hoje a derrubada de todos os destaques que desfiguravam o texto do projeto de lei que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Conhecida como “FICHA LIMPA”, a proposta de iniciativa popular será agora votada elos senadores. O projeto, porém, dificilmente terá validade nas eleições de outubro.

Palco de shows memoráveis desde o fim dos anos 1960, o CANECÃO foi lacrado ontem por um oficial de Justiça em operação que teve o apoio da Polícia Federal. Depois de 39 anos de disputa judicial com os donos da casa de shows, a Universidade Federal do RIO DE JANEIRO conseguiu a reintegração de posse do terreno de 36 mil metros quadrados ocupado pelo CANECÃ
O paulista MÁRIO PRILLI abriu a casa em 28 de junho de 1967. A estrutura de shows foi originalmente concebida como uma grande cervejaria – por isso o nome de “canecão”, famoso em todo o País. O projeto original coube ao arquiteto JOSÉ VASQUEZ PONTE.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Justiça Federal, a decisão do juiz FÁBIO CÉSAR DOS SANTOS OLIVEIRA – da 3ª Vara Federal do RIO, em cumprimento a acórdão do Supremo Tribunal Federal – é “definitiva”. Portanto, não haveria mais possibilidade de recurso. No entanto, o advogado do CANECÃO, PEDRO AVVAD, disse que vai recorrer.
A briga da UFRJ com o CANECÃO é antiga, e teve vários capítulos. Em 1950, o terreno onde hoje funciona o campus da PRAIA VERMELHA, na zona sul, foi cedido para a universidade, mas o pedaço que depois seria alugado para a casa de shows e um bingo ficou com a Associação dos Servidores Civis do Brasil, já extinta.
Em 1967, toda a área, inclusive a parte da associação, foi doada por meio de decreto para a UFRJ. No entanto, o CANECÃO – inaugurado em junho daquele ano como cervejaria – se recusou a sair. A disputa na Justiça começou em 1971.
Hoje, o prefeito EDUARDO PAES ficou do lado do CANECÃO. “Acho uma pena. É uma casa tradicional. O problema é ter dinheiro para fazer as coisas. Gosto muito do ALOÍSIO, mas ele vai ter recursos? Então que se faça uma licitação. Quem sabe os donos do CANECÃO não participam?, sugeriu PAES. “O decreto que doou esse terreno para a universidade nos obriga a desenvolver atividades acadêmicas nele. Se fizéssemos uma licitação para que aqui se instalasse uma casa de shows, estaríamos violando o decreto e sujeitos a perder a doação”, respondeu o reitor. Em 1999, o CANECÃO foi tombado como patrimônio cultural por meio de projeto de lei do então deputado e hoje governador SÉRGIO CABRAL. “Derrubamos o tombamento na Justiça”, disse o reitor.      

Um apagão atinge a região central da capital. Ruas dos bairros da BELA VISTA, CONSOLAÇÃO, REPÚBLICA e SANTA CECÍLIA ficam às escuras. Restaurantes são obrigados a fechar as portas e prédios comerciais sofrem sem elevadores. Às 13 horas, um novo choque, o técnico DUNGA deixa o meia PAULO HENRIQUE GANSO e o atacante NEYMAR, destaques do SANTOS, de fora da seleção que vai disputar a COPA DO MUNDO da ÁFRICA DO SUL e convoca o atacante GRAFITE. Foi o segundo apagão no dia dos paulistanos.
A Rua AVANHANDAVA, na BELA VISTA, conhecida pelas cantinas e restaurantes sofisticados, ficou vazia na hora do almoço. “Sem luz, a gente não tem como temperar as coisas. Não pode abrir a geladeira para não estragar a comida”, explicou o gerente operacional LUCIANO SILVA, de 34 anos, que cuida de quatro estabelecimentos que ficaram fechados.

Uma mãe com seu bebê de colo, um carro dirigido por alguém não habilitado, um atropelamento e um milagre. A dona de casa TAÍS MENEZES DE MORAES PINTO, de 20 anos, carregava a filha, THALIA, de apenas 4 meses e viveu momentos de angústia hoje pela manhã, ao atravessar a Avenida SÃO MIGUEL, em SÃO MIGUEL PAULISTA, na zona leste da capital. Mãe e bebê foram atropelados por um carro que ultrapassou o farol vermelho na via. Mas o susto da colisão deu lugar ao terror. Ainda no chão, TAIS viu a filha seguir pendurada ao capô do veículo pelo coberto que a protegia do frio. O bebê só caiu após 500 metros, quando o carro fez uma curva. A motorista não parou para prestar socorro às vítimas.l
“Fiquei desesperada e comecei a gritar no meio da rua. Ainda bem que ela estava bem agasalhada e, por isso, não teve ferimentos graves”, lembrou TAÍS. A pequena THÁLIA foi encontrada no meio-fio por policiais, chamados por testemunhas do atropelamento. “Foi um verdadeiro milagre ela não ter ficado no meio da rua”, disse TAÍS.  

O administrador de empresas paulistano SÉRGIO D. O. BELLEZA era apaixonado pelo turismo. Ao se aposentar, após fazer carreira no setor bancário, abriu uma agência de viagens. Ele trabalhou na EMBRATUR, no Ministério do Turismo e na São Paulo Turismo (SPTuris), onde ainda cumpria jornada diária como assessor da presidência da empresa municipal.
Outra paixão era o esporte, em especial o tênis, que praticou como amador. Foi um dos fundadores do Círculo Militar de São Paulo – era oficial da reserva pelo CPOR – e diretor de Esportes do Club Athletico Paulistano, que considerava sua segunda casa e do qual era conselheiro. Dono de personalidade marcante, divertia a todos. Faleceu hoje, aos 81 anos. 

O líder do Partido Conservador, DAVID CAMERON, de 43 anos, tornou-se nesta noite o mais jovem primeiro-ministro da GRÃ-BRETANHA em 200 anos. Sua escolha foi aceita pela rainha ELIZABETH II em encontro realizado no PALÁCIO DE BUCKINGHAM, minutos após a renúncia do então premiê, GORDON BROWN. A primeira vitória dos conservadores em 13 anos, após uma eleição apertada, foi possível graças a um acordo de coalizão com o liberal NICK CLEGG. Logo após a posse de CAMERON, líderes conservadores anunciaram que CLEGG se tornaria vice-primeiro-ministro e outros quatro liberais integrariam o gabinete. Mais tarde, os parlamentares e a direção do Partido Liberal ratificaram o acordo.

O ex-presidente hondurenho MANUEL ZELAYA iniciou hoje no EQUADOR um giro pela AMÉRICA DO SUL em nome da “volta da democracia e da reconciliação nacional” em HONDURAS. Depois de QUITO, ZELAYA segue para CARACAS e BUENOS AIRES. O presidente do EQUADOR, RAFAEL CORREA, recebeu do antigo mandatário hondurenho um documento com reivindicações. A declaração, prometeu CORREA, seria encaminhada a países da AMERICA DO SUL.

A caminho de PORTUGAL para uma visita de quatro dias, o PAPA BENTO XVI condenou hoje os casos de abuso sexual contra menores por parte do clero e reconheceu que a Igreja Católica sofre mais por “seus próprios pecados” que por perseguição externa. O pontífice também indicou que a Justiça será acionada para punir padres pedófilos. “O perdão não substitui a Justiça”, ressaltou.   

2 011     :      -      QUARTA-FEIRA
LUCINDA tem uma consulta marcada no médico para verificar a situação de seu pulmão. Não faz muito tempo e ela sofreu uma pneumonia. MARLENE foi à frente para pegar a senha e consegue a número 1. Com isso LUCINDA deverá ser atendida logo. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva a mãe até o hospital na Rua DONA ANTÔNIA, em GUARULHOS.
Ao atualizar o dia 11 de maio tenho a volta da tristeza ao ler o episódio do falecimento de minha mãe, em 2004. Os anos passam, mas as cenas de sua morte voltam como se fosse hoje. É algo muito desagradável. 

Na Sociedade encontro o CAPITÃO PM ANÍSIO. Está trazendo os diplomas que deverão ser entregues amanhã na solenidade de entrega de medalhas em CAÇAPAVA. Logo mais passa o CORONEL PM MENDES para levar esses diplomas até a casa do GINO para que o presidente os assine.
Almoço com OLIVEIRA e discutimos alguns atos cometidos contra guaritas da PMESP. Há o perigo do PCC querer repetir neste maio o que eles fizeram cinco anos atrás. O secretário de Segurança Pública, ANTONIO FERREIRA PINTO diz que o PCC está enfraquecido. “O PCC são no máximo 30 presos influentes e estão cumprindo pena em PRESIDENTE VENCESLAU”. Para o secretário, os que têm “poder econômico” são “cinco ou seis”.
Nesta tarde vou até a casa do GINO e o acompanho à Assembléia Legislativa para uma entrevista com o Deputado Estadual FERNANDO CAPEZ para o programa “Assembléia Convida”. Chegamos cedo ao local e isso é bom porque dá para termos uma conversa com o deputado antes do programa ser realizado. Havia alguns pontos nebulosos como a tal sigla MMDCA que é uma aberração e cujo erro histórico já foi sanado. Outra situação seria a do cunho nacional do Movimento Constitucionalista, acabando com o ranço do separatismo apregoado por GOES MONTEIRO na época.
GINO dá sua entrevista tranqüilamente, não se perdendo na seqüência de sua explanação. O deputado CAPEZ ajuda-o muito no roteiro pré-estabelecido e se pode dizer que é extremamente produtivo o desempenho do presidente GINO nesta tarde. No final do programa o deputado esclarece com suas perguntas o papel da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nos dias de hoje, quanto à Epopéia de 32.
A assessora do deputado, gentilmente, acompanha-nos até o ponto de táxi. Por minha vez fico ao lado do presidente nesse seu retorno para casa. Dona DINORAH demonstra certa preocupação quanto ao seu marido. Ela tem razão nessa preocupação porque o GINO está beirando os 97 anos e já sofreu contratempos com a sua saúde nos últimos dois anos.
Por volta das 19 horas deixo a casa do GINO e dou uma caminhada até o metrô PRAÇA DA ÁRVORE, iniciando meu retorno para casa.

Recebo esta mensagem endereçada ao DI SESSA e aos outros membros do GBB, como é o meu caso. Além do mais o episódio MENDES JÚNIOR deve ser cultuado por todos.

Caro Di Sessa e demais companheiros do GBB
Na ocasião estive em Registro, antiga 7ª Companhia Independente, e pude ter contato com os acontecimentos logo após a sua eclosão, e dialoguei com todos os componentes do pelotão do Mendes Junior, apenas não falei com o Correa Neto.
Posteriormente acompanhei, até mesmo por estar na 2ª EM/PM, e principalmente por ser um grande amigo de turma e ex-colega de Batalhão (antigo 15ªB.P), a instrução do processo na 2ª Auditoria da Justiça Militar, e pude absorver do que foi apurado que realmente  o Mendes Junior teve uma conduta digna, com  total noção do cumprimento do dever, ilibada sob todos os aspectos, que tentei mostrar mais uma vez, apesar de ser notória.
Relato que tive o prazer de reencontrar nesta solenidade diversos componentes do pelotão do Mendes Junior (Ex Sd Xavier, Sgt PM Lima, atual Ten PM Lino, Gilberto – Gigi, etc), e mais uma vez eles puderam ratificar os acontecimentos que narrei em meu discurso.
Concordo com você no tocante a postura dos nossos superiores hierárquicos à época, mas também a conduta do Comando da operação (General e Oficiais do Exército), que julgo não ter sido adequada. Como você reconhece, não seria adequado a análise desses outros fatos no momento.
Por fim gostaria de parabenizar o meu amigo Claudio Di Sessa pela discussão deste importante tema da nossa Instituição e da história do Brasil, assim como outros que tivemos o prazer de discutir no GBB.
Atenciosamente,
JOSIAS SAMPAIO LOPES
cel.josias@hotmail.com

interessante é a mensagem que recebo de uma pessoa que leu o meu blog e quer minha intervenção na localização de um conhecido de sua mãe. Como envolve o nome do CORONEL PM MENDES repasso o e-mail para o meu colega de bancos de Academia.
marcos renato deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DIA VINTE E SETE DE ABRIL DE 2011 Estou tendo prob...":
amigo,
Mandei um e-mail para o endereço que consta no seu perfil. Meu nome é Renato e procuro uma pessoa que você conhece. Seu nome é João Carlos de Almeida Camargo e em seu blog ele consta como amigo do Coronel Mendes. Minha mãe está muito doente e gostaria de saber notícias do João. Se você puder me ajudar, favor fornecer um contato do João ou fornecer meu telefone para ele (87) 8806-5313. Fale que é Renato, filho de Sônia Maria.
Obrigado

O SANTOS foi à COLÔMBIA e bateu o ONCE CALDAS por 1 a 0. O time pode empatar no jogo de volta no PACAEMBU pra ir às semifinais da LIBERTADORES. Na COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS venceu o CORITIBA por 2 a 0, mas foi eliminado.

As conturbadas obras da ARENA PALESTRA sofreram novo revéis hoje: o Ministério Público recomendou a suspensão do alvará concedido para a execução da reforma do estádio do PALMEIRAS. Além do embargo judicial, o clube e a construtora WTORRE ainda não chegaram a um acordo sobre o contrato.

O governo resolveu forçar uma redução mais rápida e acentuada dos preços dos combustíveis, para amenizar os índices de inflação. O ministro ÉDISON LOBAO (MINAS E ENERGIA) afirmou que o objetivo é obter queda de até 10% no caso da gasolina. Para isso, o governo usará a BR DISTRIBUIDORA. A idéia é fazer com que a subsidiaria da PETROBRÁS repasse aos revendedores o produto a preços mais baixos o quanto antes. Como a empresa detém 28,8% do mercado de distribuição, isso poderia contribuir para uma queda generalizada dos preços. Segundo LOBÃO, a expectativa é que os demais distribuidores acompanhem o movimento da estatal.

O governo de SÃO PAULO anunciou uma nova política salarial para os funcionários da Educação do Estado. A proposta inclui aumento de 42,2%, escalonado em quatro anos, no salário-base do professor – os docentes receberão 13,8% em 1º de julho.     

Faleceu o Professor MARCOS DE AFONSO MARINS, vítima de uma parada cardíaca no campus da UFSCar. Desde pequeno, MARCOS MARINS tinha como projeto se entregar à arte de lecionar. Saiu cedo de SOROCABA para cursar História Natural (atual Geologia), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RIO CLARO (atual UNESP). Mais tarde, ingressou como auxiliar de ensino, em 1971, na UFSCar. Com apenas 32 anos de idade, concluiu o curso de mestrado em Biologia, sua paixão, na USP. Três anos mais tarde, entregou o seu doutorado na matéria.
Na UFSCar, um ano depois de sua chegada, foi o responsável pela implantação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e, em 1975, do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, com ênfase em ecologia.
Apenas um ano depois, MARINS já se aventurava em estabelecer o programa de pós-graduação em ecologia e recursos naturais. Nesse mesmo ano, o professor já era chefe do Departamento de Biologia. Foi também, por mais de uma vez, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e coordenador do programa de pós-graduação.
Depois de 21 anos na UFSCar, em 1992, MARINS se aposentou. Já a sua luta pela educação não parou. De volta a SOROCABA se dedicou à implantação da Universidade de SOROCABA (UNISO) e à criação do primeiro curso de pós-graduação dessa universidade.
Em 2006, voltou a assessorar a reitoria da UFSCar na implantação do campus SOROCABA. Sua participação nesse processo foi fundamental. Da mesma forma, foi sua participação na implantação do Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura do campus SOROCABA da UFSCar que garantiu a proposta de aproximar o meio acadêmico da sociedade. Professor MARCOS DE AFONSO MARINS nasceu em 26 de agosto de 1940.

Da infância em SÃO LUÍS, MARANHÃO, CARLOS ORLANDO RODRIGUES DE LIMA guardou o gosto pela escrita. Tanto que foi autor de 18 livros, todos eles versados sobre a cultura popular de sua terra, o MARANHÃO. Tamanha paixão pelo Estado o levou à cadeira de número sete na Academia Maranhense de Letras, em 2008. A literatura foi dividida pelo trabalho no Banco do Brasil, onde se aposentou há cerca de 30 anos. CARLOS morreu aos 91 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Faleceu o ex-militante político CARLOS ALBERTO TEJERA DE RÉ, aos 60 anos, vítima de um câncer, em PORTO ALEGRE. Luta parece ter sido sempre o destino do gaúcho TEJERA DE RÉ, o MINHOCA, como era chamado pelos amigos. Logo cedo, se envolveu com os movimentos grevistas graças à profissão do pai, ALDOMAR LARA DE RÉ, um sindicalista na região de SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL.
Com 15 anos, se mudou para PORTO ALEGRE. Era o ano de 1966 – dois anos após o golpe militar – e não demorou a integrar a militância estudantil no colégio onde estudava. Foi integrante da diretoria da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas e entrou para a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). O ex-militante foi preso, passou por sessões de interrogatório e tortura no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). E por um período viveu na clandestinidade.
Foi nessa época de militância contra a ditadura militar que MINHOCA se tornou amigo da hoje presidente DILMA ROUSSEFF e do então marido dela, o ex-deputado CARLOS ARAÚJO.
No início dos anos 1990, DE RÉ foi um dos fundadores do PDT ao lado de LEONEL BRIZOLA e se tornou o primeiro presidente da Juventude Socialista do partido. Lutou pelas eleições diretas e trabalhou nas campanhas de LEONEL BRIZOLA ao governo do RIO DE JANEIRO. Mais tarde, ajudou a fundar o Movimento dos Ex-presos e Perseguidos Políticos. Recentemente, trabalhava na Assembléia Legislativa do RIO GRANDE DO SUL.   

O PMDB deu hoje, em BRASÍLIA, a largada oficial à montagem dos palanques municipais para disputar, com o PT, as prefeituras das capitais, cidades estratégicas e pequenos municípios Brasil afora. Foi mirando este objetivo que as principais lideranças nacionais do partido prestigiaram a cerimônia de filiação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), PAULO SCAF, anunciando que ele ingressa na legenda para fortalecer o projeto da candidatura do deputado GABRIEL CHALITA para prefeito de SÃO PAULO em 2012.

CAROLINE WOZNIACKI, a número 1 do mundo, não teve problemas em sua estréia no PREMIER DE ROMA. Ela passou por ANASTASIA RODIONOVA, da AUSTRÁLIA. Entre os homens, NOVAK DJOKOVIC venceu na estréia em ROMA e manteve a invencibilidade no ano. A vítima foi o polonês LUKASZ KUBOT. RAFAEL NADAL E ROGER FEDERER começaram com vitórias na ITÁLIA.

Pelo menos 8 pessoas morreram na cidade espanhola de LORCA (Província de MÚRCIA), após dois terremotos atingirem a região em um intervalo de pouco mais de uma hora e meia. O primeiro tremor atingiu 4,5 graus na Escala RICHTER. O segundo chegou a 5,1 graus. Dezenas de moradores ficaram feridos e centenas saíram de suas casas, apavorados. Vários edifícios ficaram danificados. Os escombros tomaram conta do centro de LORCA. Inúmeros carros foram atingidos. Até a noite dois dos feridos permaneciam internados em estado grave.

Um alemão de 32 anos, foi preso e acusado de abusar dos próprios filhos em iates e de distribuir vídeos dos abusos por uma rede de pornografia na Internet. A polícia de MALLORCA (ESPANHA( descreveu o acusado, identificado apenas pelas iniciais H.J., como “milionário”, e disse que ele usava na rede o apelido de cool daddy, algo como “papai bacana”. Ele foi detido na cidade de ALCUDIA, com diversas gravações onde aparecia mantendo relações sexuais com menores de 2 e 9 anos. As gravações que circulavam pela Internet eram feitas em camarotes de iates de luxo que navegavam pelo litoral do Mediterrâneo.

Tanques do Exército sírio abriram fogo hoje contra áreas residenciais em diversas cidades do sul e do oeste do país. Ao menos 19 pessoas morreram, de acordo com ativistas de direitos humanos. Já a agência estatal de notícias síria informou que dois soldados foram mortos e cinco ficaram feridos em confronto com “gangues terroristas armadas” em BAB AMR, perto da costa. Dentre as cidades que foram alvo dos tanques está HOMS, a terceira maior do país, perto do litoral, cercada pelo Exército. DERAA, o epicentro do movimento contra o regime, que já dura quase dois meses, também foi atacada pelo Exército, embora o governo tivesse anunciado que a revolta nessa cidade do sul estava liquidada.

O líder líbio MUAMAR KADAFI reapareceu hoje, após semanas de ausência. KADAFI apareceu hoje à tarde na TV estatal por vários minutos. Uma câmera o filmou à distância, enquanto ele estava reunido com líderes tribais. O sumiço do líder líbio provocou rumores de que ele poderia ter sido ferido no bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra seu complexo militar. O ataque matou um dos filhos de KADAFI e três netos dele e o líder líbio não foi ao enterro.
Rebeldes líbios com base na cidade de MISRATA, a terceira maior do país, anunciaram hoje ter tomado o controle do aeroporto local, em um avanço marcante do grupo de insurgentes cercado há dois meses por tropas leais ao ditador.     

2 012     :      -      SEXTA-FEIRA
Na atualização do dia 11 de maio vou relembrar, com muita tristeza, da morte de minha mãe, em 2004. Já se passaram oito anos, mas muita coisa de nossa vida em POÁ e, posteriormente, as viagens que fazia para visitá-la, transbordam do fundo da nossa mente, abrindo a ferida que não se cicatriza por inteiro. São amarguras que se superam pelo amor da mãe que tivemos. Sabemos dos destinos de nossas vidas, que não nos pertencem por completo. Podemos fazer muitas e grandes coisas, mas uma força maior nos dirige e diz quando devemos cessar com a existência terrena. Isso é imutável e não há força que possa contrariar o pré-estabelecido.
Como no dia 14 (segunda-feira) irei fazer uma palestra sobre o Movimento Constitucionalista de 32 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, preparo nesta manhã uma minuta do que irei explanar aos alunos oficiais.
Recebo um e-mail do Professor Biajone a respeito do evento em BURI:
CARISSIMO CEL VENTURA
Acredite estou fazendo mais até do que as minhas próprias forças permitem. Todos os dias relembro da necessidade dos currículos, mas estou lidando com forças políticas dos mais variados matizes, inclusive chefes de nossa própria PMESP.
Solicito paciência. Assim como me conferir a MMDC sem me conhecer ao certo mudou a história de nossa sociedade, esse evento em BURI com as suas medalhas irá mudar a história de nosso movimento no século XXI.
Enorme abraço e no contato, lembre-se estou do seu lado e sou atualmente o seu soldado mais valoroso. E assim pretendo continuar ate quando Deus assim permitir
BIAJONE
Maio 10, 2012

Mario Ventura
14:49 (1 minuto atrás)
para Prof.JBiajone
ESTIMADO BIAJONE
Confesso que há forças antagônicas na Sociedade também, mas isso é normal no comportamento humano, infelizmente. Confidencialmente, explico a você que a Comissão da Medalha, a melhor que temos até hoje, também tem suas convicções e isso não podemos intervir. Por exemplo: quando se anunciou que a presidente poderia ser condecorada por nós surgiram pensamentos antagônicos e até ameaças de certos associados de abandonarem a Sociedade caso o nome dela fosse aceito pela Comissão. Podemos antever futuras tempestades dentro do MMDC. Alguns concordam que ela sendo presidente poderá ser condecorada, outros acham que, dado o passado de guerrilheira da atual mandatária, acusada de participar de vários crimes, não pode ser condecorada por nós. Veja você em que situação me encontro. Como solucionar isso em nome da Sociedade?
O fato é que não se poderia ter ventilado nomes antes de passar pelo crivo da Comissão da Medalha, que naturalmente assumirá toda a responsabilidade pelo que possa acontecer. Preciso dos nomes com certa urgência para poder reunir as pessoas que compõem a Comissão. Os associados estão acompanhando de perto o desenrolar do "embloglio". Mas também não é somente na Sociedade, porque essa notícia se espalhou na Associação Comercial e, na última reunião fui sabatinado a respeito de condecorar a presidente. Eram 45 pessoas e houve discussões acirradas e controvertidas. O placar foi de 70 a 30 % contra a condecoração. O melhor seria a não vinda da presidente nesse evento. Você sabe que a Sociedade não tem cunho político e não pode aceitar interferências políticas na entrega de comendas. 
Chego um pouco mais cedo à Sociedade. MARINEI está com problemas relacionados com os diplomas para 23 de maio. Mais tarde ela irá até o CPA/M-1, a fim de deixá-los para a assinatura do CAPITÃO PM ANÍSIO, que está fazendo o CAO e, portanto, impossibilitado de comparecer ao MMDC. COLOMBO está me esperando para o almoço na AOMESP, juntamente co OREZ, PASSOS, CRISTIANO e RAFAEL. Comentamos nessa reunião os acontecimentos que teremos pela frente neste mês de maio. Explico a eles o que está acontecendo em BURI, onde há muita controvérsia acerca da solenidade que começou programada para 10 de julho e, de um momento para outro foi obrigado a ser antecipado. Parece que a data certa agora é 16 de junho, mas a Prefeitura de BURI nada mandou para a Sociedade. Esperamos até a lista das pessoas indicadas para serem galardoadas com a Medalha CONSTITUCIONALISTA neste evento.
COLOMBO e seus amigos comparecem à Sociedade no período da tarde. Eles estão programando as comemorações do DIA DAS MÃES. Mantenho uma conversa telefônica com o CORONEL PM MENDES e ele se recorda da morte de minha mãe. Falamos sobre as solenidades que acontecerão na APMBB (dias 18 e 24), isso sem falar da palestra que irei ministrar no dia 14.
AMADO RÚBIO visita-nos. Devo a ele a ajuda que deu na entrega dos ofícios solicitando a indicação das autoridades para constituir a relação da Medalha MMDC para o dia 23 de maio. Hoje os diplomas estão assinados e só faltam sofrer a chancela do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito. Devemos já pensar em fazer o mesmo esquema para as indicações do dia 9 de Julho, com relação à Medalha Constitucionalista. A idéia era entregar o COLAR DA VITÓRIA, mas isso sofreu certos contratempos e ainda não foi publicado o decreto.
Em casa, nesta noite, o CAPITÃO PM ANÍSIO telefona-me. Ele quer organizar o evento de 20 de maio, na BELA VISTA, no sentido de arrumar a Banda de Música, palanque e a autorização da CET para que aconteça a cerimônia na Rua RUY BARBOSA. Mas também solicitamos a ajuda do atual Secretário da Diretoria Executiva com relação aos dias 19 e 22 também. O ANÍSIO deverá ser agraciado com uma medalha do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA” no dia 18 e com a Medalha “GUILHERME DE ALMEIDA”, em CAMPINAS, no dia 28 de maio.     

Mais de 700 pessoas compareceram a cerimônia de posse solene de MÁRCIO FERNANDO ELIAS ROSA como procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo. Pela primeira vez na história do MP paulista um vice-presidente prestigiou a cerimônia: MICHEL TEMER compôs a mesa principal com o governador do Estado, GERALDO ALCKMIN ao seu lado. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, à tarde, no auditório SIMON BOLIVAR, no Memorial da América Latina, e reuniu chefes do Executivo e do Judiciário, ex-governadores, ministros dos tribunais superiores, secretários de Estado e do Município, parlamentares e várias outras autoridades. Ao se despedir solenemente do cargo que ocupou nos últimos dois biênios, o ex-procurador-geral de justiça FERNANDO GRELLA VIEIRA fez um balanço de sua gestão. Completaram a mesa principal da cerimônia o Prefeito de São Paulo, GILBERTO KASSAB; o CORREGEDOR-GERAL DO MP, Procurador de Justiça, NELSON GONZAGA DE OLIVEIRA; o DEPUTADO CELSO GIGLIO, representando o presidente da Assembléia, BARROS MUNHOZ; o arcebispo de São Paulo, dom ODILO SCHERER; o deputado federal GABRIEL CHALITA, representando o presidente da Câmara dos Deputados, MARCO MAIA. 

THOR BATISTA, de 20 anos, filho do empresário EIKE BATISTA, foi indiciado por homicídio culposo pelo atropelamento do ciclista WANDERSON PEREIRA DOS SANTOS, de 30 anos. O acidente ocorreu na Rodovia WASHINGTON LUÍS, em DUQUE DE CAXIAS, BAIXADA FLUMINENSE, em 17 de março. Segundo a perícia, THOR dirigia o seu MERCEDES-BENZ SLR McLAREN, avaliado em 3 milhões de reais, a 135 km/hora. O limite na rodovia é de 110 km/hora. Se tivesse trafegado dentro da velocidade permitida, ele não seria indiciado. O inquérito da 61ª DP (XERÉM) será enviado na próxima segunda-feira, dia 14, ao Ministério Público Estadual, que vai decidir se THOR será ou não denunciado à Justiça. Em nota, os advogados de THOR contestaram a perícia. “Da forma como lançada no documento, a velocidade é uma afirmação de que se traduz em peça de ficção científica, sendo impossível compreender como os peritos chegaram ao resultado”, afirmam. A perícia indicou também que a vítima havia ingerido bebida alcoólica em excesso.

Um homem de 40 anos matou a mãe a facadas e se suicidou hoje pela manhã, na VILA MARIANA, zona sul da cidade. A Polícia Militar foi chamada por vizinhos que ouviram os gritos da aposentada, mas ao chegar no apartamento onde os dois moravam, às 6:43 horas, ODETTE MASCARENHAS, de 73 anos, agonizava na área de serviço. Ao notar os policiais, seu filho, PAULO MASCARENHAS, de 40 anos, jogou-se do terceiro andar. Socorrido pelo RESGATE, morreu no Hospital do Servidor Público Municipal. Segundo um PM que atendeu a ocorrência, os policiais chegaram ao apartamento de ODETTE e tocaram a campainha, sem resposta. Minutos depois, foram informados de que PAULO havia se jogado e arrombaram a porta. De acordo com o policial, a aposentada tinha cerca de 30 perfurações no corpo e pode ter sido atingida por um vaso e um botijão de gás. Segundo a polícia, o rapaz tem histórico de transtornos mentais, possível motivação do crime. O caso está no 36º DP (VILA MARIANA). 

Dramaturga, roteirista e crítica de teatro, CHRISTIANE RIERA era uma estudiosa do assunto. Formou-se em letras e fez mestrado em teoria literária e literatura comparada na USP, defendendo a tese sobre NELSON RODRIGUES. CHRISTIANE fez mestrado e doutorado em dramaturgia e crítica dramática pela YALE SCHOOL OF DRAMA, nos ESTADOS UNIDOS, além de pós-doutorado no Departamento de Cinema da ECA/USP, com um projeto de pesquisa em dramaturgia para o cinema. Ela viveu por sete anos nos ESTADOS UNIDOS, onde foi crítica colaboradora do jornal “THE VILLAGE VOICE” e consultora em dramaturgia do THE NEW YORK THEATER WORKSHOP e do YALE REPERTORY THEATER. De volta ao BRASIL, CHRISTIANE foi consultora de roteiros para a produtora de cinema GULLANE FILMES, trabalhando em longas metragens com os diretores CAO HAMBURGER, LAÍS BODANSKY, HEITOR DHALIA e CARLOS CORTEZ. Ela coordenou os oito primeiros episódios da série “ALICE” para o canal a cabo HBO. CHRISTIANE foi consultora de dramaturgia no roteiro do longa “O JARDINEIRO FIEL” e ainda, fez crítica de teatro para o jornal “FOLHA DE SÃO PAULO” em 2010 e 2011. Recentemente, ela colaborou no roteiro do filme “XINGU”, sucesso de bilheteria sobre os irmãos VILLAS-BÔAS, que estreou nos cinemas em abril. CHRISTIANE morreu às 13 horas desta sexta-feira, em SÃO PAULO, vítima de câncer no pulmão. Nasceu em setembro de 1968. O velório será no Cemitério SÃO PAULO, em PINHEIROS, na zona oeste, com enterro marcado para amanhã, às 12 horas. Deixa um filho. 

Primeiro foi RAFAEL NADAL, que caiu nas oitavas. Hoje, foi a vez do número 1 do mundo, NOVAK DJOKOVIC, eliminado nas quartas de final do MASTERS DE MADRI, dizer que não volta ao torneio espanhol caso o polêmico saibro azul seja mantido. “Podem fazer o que quiserem. Eu é que não estarei aqui no ano que vem se esse piso continuar”. Campeão em 2011, DJOKOVIC perdeu para o compatriota JANKO TIPSAREVIC. Não colocou a culpa na derrota no piso, testado pela primeira vez em MADRI. Nem por isso deixou de atacar a organização do torneio e a ATP. A principal reclamação dos atletas – incluindo THOMAZ BELLUCCI, eliminado na primeira rodadas – é que a superfície é muito escorregadia. TIPSARIVIC enfrenta agora ROGER FEDERER, que derrotou o espanhol DAVID FERRER. Na outra semifinal jogarão o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO e o checo TOMAS BERDYCH.  

Prefeito de RINÓPOLIS, a 545 km de SÃO PAULO, por dois mandatos consecutivos (2001-2004 e 2005-2008), ANTÔNIO PAULO DOS REIS, mas conhecido como TONINHO REIS, é descrito como um homem de poucas palavras e muita ação. Foi presidente do PSDB local e coordenador-geral do partido, sendo reconhecido como uma das maiores lideranças políticas da Nova Alta Paulista. Também presidiu a AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista). Na década de 1990, a cidade de RINÓPOLIS passou por uma grande crise econômica. TONINHO foi um dos responsáveis pela industrialização do município, levando fábricas para a região que geraram centenas de empregos. O ex-prefeito ocupou o cargo de diretor de Serviços e Obras na atual administração, de VALENTIM TREVISAN (PSDB), e seu nome era bem cotado para ser, novamente, candidato a prefeito nas eleições deste ano. Segundo pesquisas, TONINHO liderava com folga as intenções de voto. TONINHO REIS morreu aos 60 anos. O político estava em SÃO PAULO, acompanhado da filha e, no retorno a RINÓPOLIS, sentiu-se mal. Chegou a ser levado para o hospital e os médicos constataram a necessidade urgente de uma cirurgia de hérnia, mas não houve tempo. O ex-prefeito morreu vítima de hemorragia. O prefeito VALENTIM TREVISAN decretou luto oficial por quatro dias na cidade. “TONINHO REIS foi um dos mais atuantes e importantes políticos da história recente da cidade”, publicou no site oficial da prefeitura. 

Um dos maiores nomes da história do fotojornalismo, o alemão HORST FAAS, morreu hoje em MUNIQUE, na ALEMANHA, aos 79 anos. Ele se tornou um grande nome do jornalismo internacional ao mostrar ao mundo cenas dramáticas da GUERRA DO VIETNÃ, minando o apoio popular à campanha militar nos EUA. FAAS ganhou dois PULITZER: um pelas fotos no VIETNÃ, outro pelas imagens da guerra civil em BANGLADESH. Seu trabalho influenciou várias gerações de fotojornalistas. A causa da morte de FAAS não foi revelada. A imagem onde um pai carrega o corpo do filho no VIETNÃ, em 1964, rendeu a FAAS o primeiro PULITZER.

O jornal italiano IL MANIFESTO anunciou hoje o encerramento de suas atividades, após anos de concordatas e crise financeira. Fundado em 1969, o jornal se definia como comunista, apesar de sua posição crítica em relação ao Partido Comunista Italiano, rebatizado nos anos 1990 como Partido da Esquerda. “Um fax chega à redação: o liquidante comunica a cessação das atividades”, dizia hoje a manchete da versão online do jornal – que também sairá do ar. IL MANIFESTO era gerido por uma cooperativa dos trabalhadores da empresa. Em novembro, IL MANIFESTO já tinha sofrido um duro golpe. Seu fundados, LÚCIO MAGRI, cometeu suicídio assistido aos 79 anos em uma clínica na SUÍÇA. MAGRI sofria de depressão desde a morte de sua mulher.

Após dois dias de incerteza e uma onda de especulação causadas por um período de quase uma semana de silêncio, o presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, embarcou hoje à noite para CARACAS. Ele estava em CUBA havia dez dias para tratar a reincidência de um câncer pélvico. Antes freqüentes, telefonema de CHÁVEZ à TV estatal, divulgação de vídeos e fotos pela imprensa oficial, além de suas mensagens no TWITTER, tinham rareado ao mesmo tempo em que se multiplicavam as versões e especulações sobre seu real estado de saúde. O retorno do presidente ao país era esperado para a noite de quinta-feira, mas foi adiado, sem explicações oficiais. CHÁVEZ terá de repousar por quatro a cinco semanas para evitar complicações imunológicas após a última sessão de radioterapia. Uma das causas da reincidência do câncer pélvico teria sido o descumprimento de recomendações médicas feitas após a primeira cirurgia.   

2 013       :     -       SÁBADO
11 de maio é uma data que relembra a morte de ALICE DA FONSECA VENTURA, minha mãe, que morreu em 2004. São passados nove anos, mas fica o gosto amargo de sua partida, após longo sofrimento. A lembrança dói mais ainda, porque também estamos comemorando o DIA DAS MÃES.
Apesar de tudo isso, hoje é um dia diferente para mim. Vou para PIRACICABA e, depois, para SÃO PEDRO, onde comemoraremos o DIA DA JUVENTUDE e faremos entrega da medalha MMDC.
Chego cedo na Sociedade, bem antes das 7 horas. Um pouco depois vem o nosso Comandante do Exército Constitucionalista, AMADO RÚBIO, que nos acompanhará nessa viagem.
O Professor JOÃO FRANCISCO AGUIAR, Presidente do Núcleo de Correspondência de SÃO PEDRO, vem nos buscar, acompanhado de sua esposa. Aguardamos também a chegada do ANTONIO CARLOS ARISTIDES, nosso associado, que participará conosco dessa jornada. Todos juntos, fico no carro do AGUIAR e sua esposa e AMADO faz companhia ao ARISTIDES.
A viagem é tranqüila. Um pouco de congestionamento antes da atingirmos a BANDEIRANTES, mas depois vai tudo bem. Chegamos em PIRACICABA por volta das 10:30 horas. O encontro com os participantes da solenidade acontece no velho Armazém da Cultura “MARIA DIRCE DE CAMARGO”, na Estação da PAULISTA. Nesse lugar se concentraram tropas que partiram para a revolução. O TENENTE PM EGYDIO TISIANI e familiares estão presentes e é comovente o nosso encontro. Admiramos muito o EGYDIO pelo grande trabalho que ele fez no “VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA”, o segundo núcleo de correspondência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Depois ele passou a presidência do núcleo para ÉDSON RONTANI, que é o orador da solenidade:   
CERIMÔNIA CONJUNTA PIRACICABA/SÃO PEDRO - AO DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA: M.M.D.C.
DATA : 11 de maio de 2013, sábado
HORÁRIOS : Piracicaba às 10 horas / São Pedro às 15:30 horas
LOCAIS :
Piracicaba – Armazém da Cultura "Maria Dirce de Camargo" na Estação da Paulista (avenida Dr. Paulo de Moraes, nº 1682 - Paulista - Piracicaba/SP)
São Pedro – Museu Gustavo Teixeira (rua Joaquim Teixeira de Toledo, n° 524 - Centro - São Pedro/SP)

Solenidade em Piracicaba

10 horas – recepção e concentração no Auditório
10h20 – abertura da solenidade pelo presidente Edson Rontani Júnior / palavra aberta do coronel Mário Ventura / palavra aberta destinada às personalidades / entrega da Medalha M.M.D.C. / Palavra de representante dos homenageados / Palavra aberta aos presentes / Outras manifestações protocolares
Encerramento – entre 11h30 e 12 horas
Visita espontânea ao Monumento do Soldado Constitucionalista situado à praça José Bonifácio (a 200 metros do Museu)

Viagem a São Pedro

Almoço livre por adesão, sendo opções
- Churrascaria Gaúcha – serviços de R$ 18,00 a R$ 35,00
- Nova Iguaçu Churrascaria – 18,00 buffet de saladas e pratos quentes / R$ 25,00 o mini rodízio e buffet de saladas

Solenidade em São Pedro

15h30 – recepção e concentração
15h50 – abertura da solenidade tendo como cerimonialista Aldo Nunes / palavra do presidente do Núcleo João Francisco de Aguiar / palavra de Maria do Carmo Mendes de A. Souza (“Revolucionário José Augusto Frota Escobar”, falecido em combate) / palavra aberta do coronel Mário Ventura / palavra aberta destinada às personalidades / entrega   da Medalha M.M.D.C. / Homenagem a 09/071932/ Palavra aberta aos presentes / Outras manifestações protocolares
Encerramento – entre 17h30 e 18 horas


Homenageados convdados por Piracicaba
* ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES – Major da PM
* ANNA THEREZA PRADO DE ALMEIDA CARVALHO – vice-presidente do Núcleo MMDC Piracicaba
* ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS (APCD-Regional Piracicaba) – a receber através de sua presidente drª. Sandra Aparecida Barroso Furlan
* CESÁRIO DE CAMPOS FERRARI – historiador
* CLAYTON LOTAR ANTICO BÜRGER – Coordenador e professor da Microcamp Piracicaba
* EGYDIO JOÃO TISIANI – 2°. Tenente da PM, fundador e primeiro presidente do Núcleo MMDC de Piracicaba
* FÁBIO FERREIRA COELHO BRAGANÇA – Historiador do Departamento de História da Câmara de Vereadores
* ISCAR ANTONIO BRESSAN – Ex-combatente da Revolução de 1932
* IVANA MARIA DE FRANÇA NEGRI – Escritora
* JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR – Presidente do Núcleo MMDC de São Pedro
* JOÃO MANOEL DOS SANTOS – Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba
* JORNAL DE PIRACICABA – a receber através de seu diretor Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso
* JULIANA DE PINHO ROJAS – 1°. Tenente da Polícia Militar
* KAREN ROBERTA MORIGGI – Coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
* KARINA GARDIN AMARAL – Coordenadora em Rio das Pedras da área de educação especial
* MARCELO CACHIONE – Historiador e Diretor do Departamento Histórico do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba)
* MARCELO OLIVEIRA – Presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos de Piracicaba
* MARIA ANTONIETA SACHS MENDES – Diretora do Museu Prudente de Moraes
* MARIA DA GLÓRIA SILVEIRA MELLO – Presidente da Associação Amigos do Museu Prudente de Moraes
* MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO – Presidente do Núcleo MMDC de Jaguariúna
* MÍRIS CRISTINA PARAZZI FOLSTER – Professora da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
* PAULO JOSÉ PALOTA – Tenente Coronel da Polícia Militar
* PEDRO CRUZ – Vereador e Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico na gestão do prefeito Barjas Negri
* RODOLPHO HOFF JÚNIOR - Major da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo
* ROMEU GOMES DE OLIVEIRA – Ex-combatente da Revolução de 1932
* SILAS ROMUALDO – Capitão do Exército e Comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba
* SOLANGE ZAPAROLI BARBOSA DE OLIVEIRA – Professora da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
* TARCISIO ANGELO MASCARIM – Presidente do SIMESPI (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba) e Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico
* VITOR PIRES VENCOVSKY – Presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)
* WILLIANS DE CERQUEIRA LEITE MARTINS – Capitão da Polícia Militar

Homenageados convidados por São Pedro

* PADRE ANTONIO CARLOS (Paróquia São José)
* EDSON RONTANI JÚNIOR (presidente do Núcleo MMDC Piracicaba)
* HÉLIO DONIZETE ZANATA (prefeito de São Pedro)
* JOSÉ MARIO DE BARROS – vereador de São Pedro
* JOSÉ SEPÚLVEDA
* MARCELO LUIZ AMENT CARON – Capitão da Polícia Militar São Pedro
* WALMY MODESTO – (ex-prefeito de São Pedro)
Postado por CENTRAL DOS BLOGS DA ESTRUTURA DOS NUCLEOS
Na solenidade em PIRACICABA era para estar presentes os últimos combatentes vivos da Revolução: ROMEU e ISCAR, mas eles não estão bem de saúde. Nem seus familiares puderam vir. Nosso deputado estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES se faz presente no evento de PIRACICABA e participa da mesa diretora dos trabalhos. Faz excelente discurso sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. Vê-se que o público presente estima muito o nosso deputado. Ele não vai participar da cerimônia em SÃO PEDRO porque tem um outro compromisso nesta tarde. Mas sua presença em PIRACICABA deu outro brilho ao DIA DA JUVENTUDE.   
Saindo de SÃO PEDRO, em viatura cedida pelo CAPITÃO PM CARON, regressamos a SÃO PAULO. AMADO RÚBIO agüenta bem a viagem. Dois sargentos que guarnecem a viatura conversam muito comigo, contando fatos ocorridos naquela cidade.
Chego em casa depois das 22 horas. Ainda vejo mensagens pela Internet. Uma delas é muito desagradável. Conheci o filho do CORONEL PM RENALDO ALVES DA SILVA quando ele era adolescente. 

Caros Amigos,
É com imenso pesar que lhes informo sobre a passagem de André Tadeu Enéas da Silva, filho de Renaldo Alves da Silva, Coronel da Reserva de Nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, que se deu hoje, 11 de maio, às 15:00 horas. Ele foi acometido desta cepa implacável de gripe a H1N1 e, muito embora forte e resistente, teve duas paradas cardíacas e não resistiu. O velório ocorrerá a partir das 03:00 horas da manhã deste domingo, no cemitério São Pedro, que fica ao lado do Crematório de Vila Alpina, para onde seguirá para cremação às 15:00 horas. Endereço do cemitério: Avenida Francisco Falconi, 847, Vila Alpina, São Paulo, SP, Cep 03227-000, Telefone 2341 9774. Qrv.

Estimados Amigos e Irmãos,
É com imenso pesar que lhes informo sobre a passagem de André Tadeu Enéas da Silva, meu amigo pessoal e filho de nosso Amigo e Irmão Renaldo C Alves da Silva, Coronel da Reserva de Nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, que se deu hoje, 11 de maio, às 15:00 horas. Ele foi acometido desta cepa implacável de gripe a H1N1 e, muito embora forte e resistente, teve duas paradas cardíacas e não resistiu.
Não sabemos como consolar os pais e irmã, pelo que rogo que compareçam a partir das 03:00 horas da manhã deste domingo para dar um abraço a estes familiares, que há pouco tiveram sérios problemas de saúde.
Solicito, por caridade, que informem aos demais colegas para que orem por eles e lhes encaminhem as melhores palavras de conforto, que só o enternecimento do coração é capaz de produzir.
O velório ocorrerá a partir das 03:00 horas da manhã deste domingo, no cemitério São Pedro, que fica ao lado do Crematório de Vila Alpina, para onde seguirá para cremação às 15:00 horas.
Endereço do cemitério: Avenida Francisco Falconi, 847, Vila Alpina, São Paulo, SP, Cep 03227-000, Telefone 2341 9774.
Agradeço a todos com meu fraterno abraço.
Flammarion

MASSA castigado. Brasileiro perde três posições no grid por ter atrapalhado WEBBER em BARCELONA e larga em nono. ROSBERG faz a pole de novo. Um dia que começou bom acabou de forma ruim para FELIPE MASSA. Hoje pela manhã, o brasileiro foi mais rápido no último treino livre para o GP DA ESPANHA de F1, em BARCELONA. Mas, horas depois, na sessão classificatória, não só ficou longe da pole position como também foi punido. Perdeu três posições no grid e caiu do sexto para o nono lugar. A largada será amanhã, às 9 horas (de BRASILIA). O alemão NICO ROSBERG, da MERCEDES, sai em primeiro. É a segunda pole position consecutiva dele. Seu companheiro de equipe, o inglês LEWIS HAMILTON, garantiu a segunda colocação. O alemão SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, ficou com o terceiro posto na CATALUNHA. KIMI RAIKKONEN sai em quarto; FERNANDO ALONSO em quinto; ROMAIN GROSJEAN em sexto; MARK WEBBER em sétimo; SÉRGIO PEREZ em oitavo.

O assassinato da comerciante MARIA ELIZA ALBERTO FRIAS, de 52 anos, continua envolto em mistério. Mãe do PM LEANDRO MARTINS e ex-mullher do guarda municipal JOSÉ MARTINS NETO, MARIA ELIZA foi morta ontem de madrugada com uma facada no peito e golpes na cabeça, em sua casa, no JARDIM QUARTO CENTENÁRIO, em MAUÁ, ABC. A vítima ainda estava com a faca cravada no peito quando o filho encontrou o corpo, ao retornar do trabalho, em RIBEIRÃO PIRES. MARIA ELIZA estava apenas de sutiã, deitada em sua cama. Chamou a atenção da polícia, porém, o fato de haver sinais de luta na residência, com várias coisas reviradas ou fora de lugar. Não foi encontrado indício de arrombamento. A porta estava encostada, sem a tranca. A primeira hipótese levantada pela polícia era de latrocínio, uma vez que vários objetos da casa desapareceram, entre os quais um videogame, um frasco de perfume e a bolsa de MARIA ELIZA. No decorrer das investigações, no entanto, surgiu a possibilidade de crime passional. Há suspeitas de que a vítima teria permitido a entrada do assassino, possivelmente uma pessoa com a qual mantinha algum tipo de relacionamento amoroso. Essa suspeita ganhou força com o depoimento de vizinhos, que não perceberam a presença de estranhos nem ouviram gritos. Uma luva cirúrgica manchada de sangue, encontrada próximo ao corpo da vítima, pode ser a chave para a identificação do assassino. No quarto do filho havia uma caixa com luvas semelhantes, mas o PM costumava manter o cômodo trancado e levar a chave. O policial comprovou que estava trabalhando na hora do crime e o pai dele tem o testemunho da atual mulher, que afirma ter passado a noite toda com ele. Com base nos depoimentos, a polícia vai tentar reconstituir os últimos passos da vítima.

A Secretaria de Saúde de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO confirmou mais uma morte por gripe A no município. A vítima é uma mulher de 61 anos. O nome não foi divulgado. Ela tinha doenças pré-existentes e estava internada no Hospital de Base desde o dia 4 de maio. Também foram registradas mais dois casos da doença no município, confirmados ontem pelo Instituto ADOLFO LUTZ de SÃO PAULO. Um dos pacientes é um homem de 47 anos que não tem doenças pré-existentes. Ele está internado no Hospital de Base em estado grave. O outro caso é de uma mulher de 29 anos, internada no Hospital AUSTA, na quarta-feira, em estado estável.

Um assassinato brutal chocou moradores do bairro ELDORADO, zona norte de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Segundo a PM, o metalúrgico HIGSON NENAYON MARINHO de 22 anos, confessou, hoje, que matou a tia, HODAD SOUZA MARINHO, de 61 anos, asfixiada. O crime teria ocorrido ontem pela manhã. HIGSON afirmou, antes, que a mulher tinha sofrido um ataque cardíaco. À policia, o sobrinho disse ter discutido com a tia porque ela não o deixava sair de casa para usar drogas.

O promotor MARCUS MOUSINHO anunciou, hoje, que ai recorrer da absolvição por clemência dada aos quatro seguranças julgados por responsabilidade na omissão na morte de PAULO CÉSAR FARIAS e sua namorada SUZANA MARCOLINO. ADEILDO COSTA DOS SANTOS, JOSÉ GERALDO DA SILVA, JOSEMAR FAUSTINO DOS SANTOS e REINALDO CORREIA DE LIMA FILHO foram inocentados pelo júri que reconheceu, no entanto, duplo homicídio no caso, ou seja, PC e SUZANA foram mortos. A tese original dizia que a ex-namorada do tesoureiro do então presidente FERNANDO COLLOR assassinou PC FARIAS e depois se matou.

O ex-ditador guatemalteco EFRAIN RIOS MONTT, de 86 anos, foi condenado a pena de 80 anos de prisão. Ele é acusado de cometer genocídio e crimes contra a humanidade, violações, torturas e incêndios provocados por soldados no combate a insurgentes entre os anos de 1982 e 1983. No período, era presidente, MONTT também foi acusado de tentar acabar com o grupo étnico ixil, após assassinato de 1,7 mil indígenas.

Uma série de ataques e tiroteios mataram, hoje, ao menos 17 pessoas no PAQUISTÃO, lançando sombras sobre as eleições gerais do país, vencidas pelo ex-primeiro-ministro NAWAZ SHARIF. Uma bomba explodiu nas imediações do escritório do Partido Nacional AWAMI, em KARACHI, no sul do PAQUISTAO, destruindo veículos e lojas, segundo a polícia. O alvo seria o candidato regional da ANP, AMANULA MEHSUD, que saía do escritório da legenda no momento da explosão. Ele não ficou ferido. Na última sexta-feira, cinco pessoas morreram e outras 15 ficaram machucadas em duas explosões em um mercado na cidade de MIRANSHAH, no norte do PAQUISTÃO. Esta é a primeira transição entre os governos civis em um país controlado por militares por mais da metade de sua história. A nação sofre com a ação do TALEBAN, por corrupção, infraestrutura decadente e uma economia quase falida. SHARIF declarou, hoje à noite, a vitória de seu partido de oposição de centro-direita, A PML-N. Os resultado parciais apontavam, como já era esperado que nenhum partido ia vencer sozinho a maioria de 172 cadeiras na Assembléia Nacional, o que aumenta a perspectiva de negociações prolongadas para a formação de um governo de coalizão.

O vice-premiê turco, BULENT ARINC, disse que o governo do presidente sírio BASHAR AL-ASSAD é “suspeito” de realizar atentados com carros-bomba. Um dos ataques deixou hoje ao menos 40 pessoas mortas e cem feridas na região da fronteira entre as duas nações, do lado turco. ARINC também garantiu aos jornalistas que a TURQUIA precisa esperar os resultados de uma investigação antes de decidir sobre possível reação.

MICHELLE KNIGHT, a única das três jovens seqüestradas durante dez anos por ARIEL CASTRO que permanecia no hospital, passou a primeira noite fora do hospital na casa de GINA DEJESUS. Ela é uma de suas companheiras de cativeiro. As duas moças compartilhavam um cômodo, enquanto AMANDA BERRY ficava em outro quarto com a filha. Desde a libertação da casa do seqüestrador, na última segunda-feira, MICHELLE se recusa a ver a família.        

A Ala Oeste da CASA BRANCA foi evacuada, hoje pela manhã, por causa de um incêndio. De acordo com a rede de notícias CNN, a fumaça foi detectada na casa de máquinas e a evacuação foi feita por medida de segurança. Nesta parte da residência presidencial ficam, entre outros escritórios, a sala de imprensa e o gabinete de trabalho do presidente BARAK OBAMA, que não estava no local.

11 DE MAIO DE 2014    :    -     DOMINGO
Pela manhã leio as doze composições dos alunos-oficiais sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, devendo selecionar os melhores trabalhos para fins de premiação. Os títulos são sugestivos: LIÇÃO DE CORAGEM – Consequências e Reflexos da Revolução de 32 para a Polícia Militar ontem e hoje: LEALDADE E CONSTÂNIA – A GRANDE GUERRA PAULISTA – LEGADO DE 32 – ECOS DE UMA DATA IMORTAL – AS CONQUISTAS DE 32: A FORÇA DE UM IDEAL – O LEGADO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32 – À GLORIA, 1932! – A FORÇA PÚBLICA NA REVOLUÇÃO DE 32 – REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA: IDEAIS A SEREM SEGUIDOS – O POVO PAULISTA, O AMOR À SUA TERRA E A CERTEZA DE UM IDEAL DE DEMOCRACIA E JUSTIÇA.
Após a leitura de todas as composições, percebo que ainda perdura a lenda de que MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO eram estudantes. Também há ainda a ideia de que o Movimento Constitucionalista foi uma atitude dos paulistas e não esclarecem o cunho nacional do episódio.
O mérito disso tudo é que os alunos oficiais passam a dedicar uma parte de seu aprendizado à causa de 1932, fato esse que está acontecendo de 2009 para cá com a instalação do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Hoje é DIA DAS MÃES. Vejo a alegria da MARLENE em dar presentes para sua mãe, aqui em casa. Mas também é um dia de sentimento pela perda de minha mãe, ocorrido justamente num 11 de maio, a dez anos atrás – 2004. Isso é motivo de tristeza quando relembro seus últimos dias, plenos de sofrimento e angústia.
V.HUGO "Oh l'amour d'une mère - amour que nul n'oublie !
 Casimiro  de Abreu : MINHA MÃE
 Da pátria formosa distante e saudoso,
Chorando e gemendo meus cantos de dor,
Eu guardo no peito a imagem querida
Do mais verdadeiro, do mais santo amor:
 - Minha Mãe - 
 Nas horas caladas das noites d'estio
Sentado sòzinho co'a face na mão,
Eu choro e soluço por quem me chamava
- " Oh ! filho querido do meu coração !"
 - Minha Mãe -
 No berço, pendente dos ramos floridos,
Em que  eu pequenino feliz dormitava:
Quem é que esse berço com todo o cuidado
Cantando cantigas alegres embalava ?
 - Minha Mãe ! -
 De noite, alta noite, quando eu já dormia
Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,
Quem é que meus lábios dormentes roçava,
Qual anjo da guarda, qual sôpro de Deus ?
 - Minha Mãe ! -
 Feliz o bom filho que pode contente
Na casa paterna de noite e de dia
Sentir as carícias do anjo de amôres,
Da estrêla brilhante que a vida nos guia !
 - Uma Mãe ! -
 Por isso eu agora na terra do exílio,
Sentado sózinho co'a face na mão,
Suspiro e soluço por quem me chamava:
- "Oh filho querido do meu coação !" -
 - MINHA MÃE !

Meu amigo MARIANO TAGLIANETTI, há dias atrás, mandou-me a poesia de CASIMIRO DE ABREU sobre a MÃE. Transcrevo a mesma para homenagear DONA ALICE, onde ela estiver.
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia! - Dona Lucinda ao identificar-se com Casimiro de Abreu, como todos nós revive " Que saudades da auróra...", mas estamos vivos e lúcidos o que é apanágio daqueles que enriquecem a existência, no lar nutrido pela MÃE. Porém, se o dia de hoje enaltece a todas Generalas, é preciso não olvidar que também é nosso ( ! ), afinal, jocosamente dialogando, a "costela de Adão" não edificou o mais belo dos MONUMENTOS em perseverança, em defesa da espécie ? -  Parabéns a DONA LUCINDA ! E fraternal abraço ao nobre amigo e a todos seus familiares, Mariano.
Também quem lembra da gente é o nosso amigo curitibano JOÉL LOBO:
Caríssimo e nobre amigo Coronel MARIO FONSECA VENTURA
MD Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32 –MMDC
Espero e desejo que esteja bem junto aos familiares.
Fico feliz de ter sua confirmação do recebimento do quadro e placa/homenagem que lhe foi outorgada em Curitiba, no dia 21 de abril último. Muito bom saber do destaque que o senhor está dando à ela, em sua sala, certamente junto as inúmeras honrarias já recebidas.  
Não existe custo caro Coronel Ventura, a homenagem foi o mínimo que pudemos fazer em retribuição pela sua honrosa presença por ocasião da criação da nossa Associação Paranaense MMDC e Heróis do Cerco da Lapa, pelo seu apoio no processo de criação capitaneado pelo nosso grande e notável amigo Dr. Mariano Taglianetti.
Será um grande prazer poder contar com sua dileta presença em Curitiba, e desde já fica ratificado nosso convite.
Creio que o dia de hoje foi muito alegre e feliz pela efeméride do dia das Mães e aproveito para render homenagem à sua senhora, Dna Lucinda (lembro que o senhor falou o nome dela e foi esse o nome que memorizei, caso não seja desculpe). que  certamente é uma mulher de verdade, grande guerreira e heroína, mãe maravilhosa e esposa inigualável.
Creia que para mim tem sido um grande privilégio poder conhecê-lo e contar com sua amizade.
Conte sempre com seu amigo e grande admirador de seu trabalho e de sua história, como grande patriota e cidadão do bem!
Forte e patriótico abraço!
Mario Ventura compartilhou uma atualização de status deEdson Rontani Júnior.
Foto de Edson Rontani Júnior.
Foto de Edson Rontani Júnior.
Foto de Edson Rontani Júnior.
Foto de Edson Rontani Júnior.

Neste dia das mães de 2014, eleve seu pensamento ou oração às mães que sofreram pelos combatentes que, em 1932, lutaram por um ideal que garantiu a democracia no Brasil. A imagem acima, pertencente ao Monumento do Soldado Constitucionalista, situado na praça José Bonifácio, em Piracicaba, relata bem o momento e a amargura de duas mães, sendo uma delas a mãe do combatente que ora parte rumo ao fronte de batalha, e outra, sua esposa, segurando seu filho próximo ao colo, despedindo-se do marido que, talvez, não o veja novamente. Obra magistral que relata situação corriqueira na vida de muitos lares paulistas há 82 anos atrás, ela amargura o coração de qualquer um nos dias atuais. Duas mães, um idealista. O retorno deste idealista é uma incógnita mas, pelo desespero da mãe ajoelhada percebe-se que o autor quis homenagear as mães desesperadas que receberam apenas o corpo e objetos pessoais de um amado. Que neste dia das mães, tenhamos na consciência o importante papel da mãe como gestora de uma nova vida, ou de várias vidas, mas o sofrimento que a acompanha até o fim de duas vidas.
O massacre de uma inocente mãe de família, por enfurecida turba de linchadores no bairro pobre de Morrinhos, no Guarujá (SP), causa espanto e horror. É que, mesmo não sendo uma novidade, apresenta traços novos em relação ao já conhecido: uma inocente que é branca, religiosa, duas filhas, benquista pelos vizinhos, adoentada, pacífica. A típica mãe do Dia das Mães. Seu linchamento é como se esta sociedade linchasse um de seus símbolos fundamentais.
Entre os algozes de Fabiane, alguém tomou a Bíblia que ela carregava por manual de bruxaria - Reprodução
Reprodução
Entre os algozes de Fabiane, alguém tomou a Bíblia que ela carregava por manual de bruxaria
De outro lado porque, em se tratando de pessoa comprovadamente inocente, incomoda os que acham que linchamento é um instrumento legítimo de justiça popular, que pune os antissociais, os que supostamente merecem ser castigados violentamente. Ficam sabendo que eles próprios podem ser alcançados pela ira da multidão, da justiça sem juiz nem tribunal de apelação. Não estão a salvo da violência descabida e injusta. Ninguém mais está. Isso é o que perturba.
Enquanto se trata de trucidar os outros, supomos que estamos a salvo. Mas casos como o do Guarujá nos fazem a terrível revelação de que na solidão e no desamparo daquela mulher nós é que somos os linchados. Estamos lá, naquele corpo sendo friamente amarrado para ser arrastado como coisa desprezível pelas ruas da ignorância e da pobreza de espírito. Há poucas semanas, em Joinville (SC), um homem foi linchado, acusado de estupro de criança, que não houve, alertados os vingadores pela própria mãe da menina de que aquilo não ocorrera. Não obstante, foi morto.
Outro traço novo dessa modalidade de comportamento violento é a mediação das redes sociais, o poder da internet para provocar o comportamento irracional da turba. As redes vêm tendo um papel decisivo na mobilização das multidões e na manifestação da loucura que lhes é própria, que se conhece desde o estudo pioneiro de Gustave Le Bon. Há alguns anos, participei de uma conversa com Noam Chomsky aqui em São Paulo. Ele expunha a verdadeira revolução representada pela internet. Agora, dizia, cada um de nós pode fazer seu próprio jornal. Chomsky não levou em conta que a internet pode difundir inverdades, notícias atópicas e atemporais, o que dessas notícias tira a importância crítica do atual, como no caso do Guarujá, imunes ao compromisso com a informação fundamentada e ao risco da distorção e da mentira, da incompetência para informar e debater com responsabilidade e objetividade. A internet está cheia de lixo.
Esses dois linchamentos, em particular o do Guarujá, são reveladores de aspectos muito problemáticos da violência de rua. Seus conteúdos ocultos são expressões de uma sociedade que vem perdendo as referências.
Num recorte de 2 mil casos de linchamentos no Brasil, 7,8% foram de inocentes. É uma proporção muita alta. Nos últimos 60 anos, ao menos um milhão de pessoas participaram de linchamentos ou tentativas de linchamento neste País. O que faz desta sociedade uma sociedade altamente perigosa porque longa e demoradamente motivada a agir fora da lei no que à vida se refere. Os indícios de linchamentos e tentativas vêm crescendo: de quatro por semana antes das manifestações de rua de junho de 2013 para um por dia depois das manifestações e nos últimos dias tendem a se aproximar de dois casos diários. Pode ser conjuntural, mas é indicação de que a sociedade está descontrolada. Expressão de falta de confiança nas instituições, medo e insegurança.
Tem-se dito que os linchamentos incidem de preferência sobre pobres e sobre negros. Os dados acumulados não confirmam essa suposição político-ideológica. O próprio caso do Guarujá a desmente. O maior número de pobres linchados se deve ao fato de que os linchamentos tendem a ocorrer mais nas áreas pobres, onde tendencialmente há mais negros. Ninguém sai dos bairros ricos para linchar pobres nos bairros pobres. O único indício de uma subjacente tensão racial em episódios de linchamento é que, se a vítima for negra, cresce a probabilidade de maior violência. Mas isso vem durante, não antes. Os dados disponíveis mostram que os pobres lincham os pobres, que negros também lincham negros e brancos. Mostram que nos linchamentos ocorridos em favelas, de favelados contra favelados, a violência é maior e mais radical do que na média dos linchamentos. É na classe média que há um número expressivo de ocorrências: 35,8%. Das vítimas de linchamentos e tentativas, 5,1% são pessoas da elite do país, o que inclui políticos e até mesmo um ministro de Corte superior de Justiça. Predominantemente, ocorrem em áreas urbanas ou rurais de povoamento recente, bairros novos ou regiões da frente pioneira. Lugares em que a sociedade procura se consolidar e onde os valores de referência da conduta recíproca ainda não se cristalizaram.
Os dados tampouco confirmam que as multidões linchadoras não são grupos ocasionais. São proporcionalmente poucos os casos de grupos com identidade fechada regidos por uma temporalidade lenta e duradoura. Em quase 68,5% dos casos, o linchamento é imediato ao fator que o motiva. Apenas em 6% dos casos o ódio pode se estender por uma longa demora e motivar a constituição de uma identidade dos linchadores.
Um dos grandes problemas nas análises e nos estudos sobre linchamentos no Brasil é o do pressuposto de que são ações ofensivas, praticadas por grupos intencionalmente motivados pela ideia da violação dos direitos de pessoas estigmatizadas ou objeto de preconceito. Os linchamentos seriam apenas uma variante das outras formas de violência. Os linchamentos brasileiros, ao contrário, são majoritariamente autodefensivos. Diferem do crime comum e da violência comum porque supostamente praticados em defesa da sociedade e não contra ela. No geral, os linchadores são levados à ação pelo medo, um medo social difuso, que se dissipa momentaneamente no ato de linchar porque nele a multidão se sente forte e invencível.
É significativo que muitos linchamentos tenham uma dimensão ritual. Como neste caso do Guarujá, a cabeça da vítima é seu primeiro objetivo e o mais frequente. No caso de acusação de magia negra por parte da vítima, destruir a cabeça e desfigurar a pessoa linchada é, na crença popular, um modo de privá-la daquilo que lhe é propriamente humano, o homem feito à imagem e semelhança de Deus. Linchá-lo é dessemelhá-lo.
Os linchamentos, no mais das vezes, são ocorrências de ocasião, porque o motivo se apresenta junto com a oportunidade. Desenvolvem-se em duas etapas: a da constituição da circunstância a partir de um motivo e a da identificação e estigmatização da vítima. Ou mesmo sua invenção, como no Guarujá. A mulher linchada foi inventada pelo imaginário coletivo e personificou involuntariamente o ente satanizado pelos moradores. É no desencontro desses dois momentos que a vítima escolhida pode ser uma pessoa inocente. Para chegar a ela, basta um boato difundido pela internet, o que é possibilitado por seu uso irresponsável num meio social que chegou aos recursos e equipamentos técnicos do mundo moderno sem que seus usuários tenham sido educados nas regras de uma sociabilidade para a modernidade, as regras da civilidade.
Criada a circunstância do medo e a matéria-prima do estereótipo, a população entra de prontidão para identificar sinais do estigma de bruxa, como se fazia na Idade Média e no Brasil Colônia no tempo da Inquisição - o que sempre terminava com a vítima queimada viva na fogueira punitiva, um modo de destruir-lhe o corpo e também a alma. Pequenos e inadvertidos sinais podem indicar a vítima do rito sacrificial iminente. Sem o saber, a mãe de família do Guarujá tinha os atributos que, reunidos imaginariamente no lugar e na hora errados, a levaram ao sacrifício. Os cabelos ruivos da mulher branquíssima, provavelmente tingidos, destacam-se naquela multidão morenamente brasileira. Depois, foi buscar a Bíblia que emprestara a uma amiga, o livro preto embaixo do braço, a que uma pessoa atribuiu a função de livro de bruxaria. E, por fim, depois de passar por um supermercado e comprar frutas, viu na rua um menino sozinho e ofereceu-lhe uma banana. Foi o que bastou para que a mãe da criança visse nela a bruxa do boato e começasse a gritar. Rapidamente foram mobilizadas cem pessoas, várias delas mulheres e até crianças, dispostas a espancar, amarrar, arrastar e atrair, em seguida, mais de mil curiosos. Preparavam-se para queimá-la viva quando a polícia chegou.
Os linchados são estranhos ao grupo linchador e quando não o são, como no caso do Guarujá, são estranhados por meio do imaginário da satanização, são imaginariamente desidentificados. Morrem sociologicamente antes de morrerem fisicamente, antes mesmo de saberem que são o alvo do medo coletivo. Nesse rito, morremos todos, aos poucos, violentamente, porque nele a sociedade se acaba para ser um aglomerado provisório de seres sem rumo.
JOSÉ DE SOUZA MARTINS É SOCIÓLOGO, PROFESSOR EMÉRITO DA FACULDADE DE FILOSOFIA DA USP E AUTOR, ENTRE OUTROS LIVROS, DE A APARIÇÃO DO DEMÔNIO NA FÁBRICA (EDITORA 34) E A POLÍTICA DO BRASIL LÚMPEN E MÍSTICO (CONTEXTO)

SÃO PAULO e CORINTHIANS fizeram um jogo truncado e, na hora do detalhe, quem tem qualidade se destaca. Com um belo passe para LUÍS FABIANO e boa movimentação, GANSO foi fundamental para o TRICOLOR correr atrás do empate na ARENA BARUERI: 1 a 1 no placar
Espera-se que os jogadores tenham dado bons presentes no DIA DAS MÃES, porque, se prometeram um jogo bonito, técnico e com muitos gols, decepcionaram suas mamães.

O SANTOS, enfim, conquistou a primeira vitória no CAMPEONATO BRASILEIRO. Após três empates seguidos, o ALVINEGRO praiano derrotou o FIGUEIRENSE por 2 a 0, no Estádio do CAFÉ. GABRIEL e AROUCA marcaram os gols que colocaram o PEIXE na 11ª colocação.

Nada melhor do que um clássico para se recuperar e o FLUMINENSE utilizou bem a partida de hoje, contra o FLAMENGO, no MARACANÃ. O TRICOLOR carioca, que vinha de derrota para o VITÓRIA, bateu o arquirrival por 2 a 0 e colou no INTERNACIONAL, líder do BRASILEIRO. A diferença ente os dois é de um ponto: 10 a 9 para os gaúchos.
O dia foi de clássicos em outros Estados. ATLÉTICO MINEIRO e CRUZEIRO se enfrentaram em MINAS GERAIS. A RAPOSA saiu na frente, com o boliviano MARCELO MORENO, mas MARION e ANDRÉ garantiram a virada do GALO. Em SALVADOR, BAHIA e VITÓRIA empataram nas expulsões – UELLITON e SOUZA, respectivamente – e no placar, SOUZA, antes de receber o vermelho, marcou o gol do RUBRO-NEGRO, mas PARÁ marcou no fim. Ainda hoje, BARCOS marcou dois e garantiu o triunfo sobre o CHAPECOENSE, por 2 a 1 para o GRÊMIO. Já o CORITIBA, mesmo em casa, perdeu para o SPORT: 1 a 0, gol de RITHELY.   

Um dos primeiros jogadores brasileiros a fazer sucesso na AMÉRICA DO SUL e na EUROPA, YESO AMALFI morreu na madrugada de ontem, sábado, aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Revelado pelo SÃO PAULO e com passagem também pelo PALMEIRAS, YESO jogou no BOCA JUNIORS-ARG e PEÑAROL-URU. Na EUROPA, disputou o Campeonato Francês por MÔNACO e OLYMPIQUE DE MARSELHA e atuou pelo TORINO-ITA. Além disso, entrou para o mundo das celebridades por ter namorado as atrizes SOPHIA LOREN e BRIGITTE BARDOT.

Uma briga envolvendo torcedores e policiais terminou com 15 mortos e 24 feridos, hoje, depois do jogo entre ASV CLUB e MAZEMBE, no CONGO. Segundo o site “NEWSSKY”, a confusão começou quando seguidores do ASV, revoltados com a derrota pelo placar de 1 a 0, começaram a atirar objetos em direção ao campo. Quatro polciais foram agredidos. Na correria, torcedores morreram por asfixia, depois de bombas serem lançadas. Uma fonte do “NEWSSKY” diz que o número de mortos pode chegar a 18.

A FÓRMULA 1 tem um novo líder. Depois de conquistar a quarta vitória consecutiva na temporada, o inglês LEWIS HAMILTON assumiu a dianteira do campeonato hoje, ao cruzar a linha de chegada do GP DA ESPANHA em primeiro. O piloto da MERCEDES soma 100 pontos e tem três de vantagem sobre NICO ROSBERG, companheiro de equipe do inglês.
Esta foi a primeira vez que HAMILTON venceu na ESPANHA. E a vitória veio com propriedade. De ponta a ponta, sem passar muitos sustos. O único que ameaçou o primeiro lugar do inglês foi ROSBERG, que chegou em segundo. E o alemão, novamente, ficou frustrado por ficar atrás do colega de escuderia. O pódio do GP DA ESPANHA teve ainda DANIEL RICCIARDO, que ficou entre os três primeiros pela primeira vez na carreira. Na AUSTRÁLIA, ele chegou a terminar a prova em segundo, mas perdeu a posição por causa de irregularidades no carro da RED BULL.
Enquanto a turma lá da frente festejava, FELIPE MASSA fez mais uma prova decepcionante. Após largar em nono, o brasileiro da WILLIAMS perdeu quatro posições e terminou em 13º, fora da zona de pontuação. O quarto foi SEBASTIAN VETTEL, com VALTTERI BOTTAS em quinto, FERNANDO ALONSO em sexto, KIMI RAIKKONEN em sétimo, ROMAIN GROSJEAN em oitavo, SÉRGIO PEREZ em nono e NICO HULKENBERG em décimo.     

RAFAEL NADAL quebrou o jejum de títulos no saibro nesta temporada ao vencer o japonês KEI NISHIKORI e conquistar o MASTERS DE MADRI. O espanhol ganhou a disputa por 2 sets a 1. Também em MADRI, MARIA SHARAPOVA bateu SIMONA HALEP por 2 sets a 1 e ficou com o título.

Um motorista embriagado provocou um acidente que culminou com a morte de uma mãe e filha, hoje, no DISTRITO FEDERAL. ALESSANDRA OLIVEIRA, de 33 anos, morreu no local. A filha dela, de 1 ano e 5 meses, chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. GABRIEL FARIA OLIVEIRA, marido de ALESSANDRA, também ficou ferido. Além de dirigir bêbado, RAFAEL YANOVICH SADITE, de 33 anos, estava com a carteira de habilitação vencida e em alta velocidade, segundo a polícia.

Um ex-presidiário é acusado de ter esquartejado três pessoas em BATURITÉ (CEARÁ). Dois corpos foram encontrados na casa dele ontem, sábado. Na sala da residência estavam enterrados os restos de um homem e no banheiro havia outro corpo esquartejado. A poucos metros da casa, em uma cova do Cemitério SÃO MIGUEL, a polícia localizou em um saco plástico os restos de PEDRO PEREIRA DA SILVA, de 48 anos, desaparecido havia 13 dias.

Moradores das regiões de LUGANSK e de DONETSK, no leste da UCRÂNIA, votaram hoje em um referendo para decidir se continuam a fazer parte do país ou não. Segundo a comissão eleitoral, 90% dos eleitores aprovaram a independência dos dois territórios. O líder separatista DENIS PUSHILIN anunciou, durante a tarde, que os rebeldes criarão seu próprio governo e Exército. E afirmou ainda que as forças do governo ucraniano serão consideradas “ocupantes” a partir de agora.
Enquanto as primeiras seções eleitorais começavam a abrir, os combates eram retomados nos subúrbios de SLAVIANSK, reduto dos separatistas pró-russos cercado pelas forças ucranianas. Outros incidentes isolados refletiram o ambiente de tensão. Uma pessoa morreu em KRASNOARMEISK, na região de DONETSK, e várias ficaram feridas em uma aldeia da região rebelde de LUGANSK, quando a população tentava impedir a entrada de blindados do Exército ucraniano.
Após a votação, o presidente francês, FRANÇOIS HOLLANDE, criticou o referendo, que ele definiu como “nulo e sem validade”. “As consultas eleitorais desse tipo não têm nenhum sentido e são nulas e sem validade. A única eleição que conta é a presidencial, prevista para o dia 25 de maio em toda a UCRÂNIA”, afirmou.
O ex-chanceler alemão GERHARD SCHRÖDER disse que a UNIÃO EUROPÉIA é a principal responsável pela crise, ao ter obrigado a UCRÂNIA a escolher entre um futuro junto ao bloco ou à RÚSSIA. “A EU ignorou o fato de que a UCRÂNIA é um país dividido culturalmente. Historicamente, o povo do sul e do leste está mais orientado à RÚSSIA.”

Pelo menos 36 imigrantes morreram e 42 estavam desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação na cosa da LÍBIA, informou hoje o porta-voz da Marinha líbia, CORONEL AYOUB KASSEN. A embarcação naufragou assim que zarpou da PRAIA de GARABULLI, a 50 quilômetros da capital TRÍPOLI, devido ao excesso de peso, na terça-feira, dia 6 de maio.    

2 015      :      -    SEGUNDA-FEIRA
Como deveremos mais tarde ir até uma solenidade na cidade de CAIEIRAS, não preciso me deslocar até a cidade de SÃO PAULO nesta segunda-feira. Aproveito a manhã para colocar minhas memórias em dia. Assim é que consigo lançar no blog os dias 9 e 10 de maio.
Após o almoço, um pouco antes das 14 horas, uma viatura do 16º BPMM (FRANCO DA ROCHA), dirigida pelo CABO PM LOPES, vem me buscar. A solenidade de Aniversário do 26º BPBMM será comemorada hoje no Centro Cultural da Prefeitura de CAIEIRAS. Chegamos por volta das 15 horas, mas o evento está marcado para 16 horas.
FERNANDO MORENO, Presidente eleito do Conselho Fiscal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC comparece ao evento. Ali conhecemos os prefeitos de municípios vizinhos: FRANCISCO MORATO, FRANCO DA ROCHA, CAJAMAR, MAIRIPORÃ e também de CAIEIRAS. Também participam da solenidade vários juízes e delegados de polícia dessas cidades.
A maior autoridade militar presente é o Comandante do CPA/M-7 - GUARULHOS - CORONEL PM ÉRICO HAMMERSCHMIDT JÚNIOR, promovido por decreto de 4 de fevereiro deste ano e classificado no CPA/M-7. Como TENENTE-CORONEL PM ele pertencia ao 16º BPMM.
Para abrilhantar o 26º aniversário da Unidade (criada em 1989, sendo que acompanhei o então CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, Comandante do CPC na época na sua inauguração. Eu era Chefe do Estado Maior) são entregues várias condecorações: MARIA QUITÉRIA, MMDC, PEDRO DE TOLEDO, CONSTITUCIONALISTA, além das medalhas da ABFIP-ONU, que são entregues pelo WÁLTER MELLO DE VARGAS.
MEDALHAS PEDRO DE TOLEDO
MAJOR PM ADRIANO PEDROSO DE MORAES
MAJOR PM CÁSSIO ARAUJO DE FREITAS
SOLDADO PM CÉLIA REGINA CARNEIRO
MEDALHAS CONSTITUCIONALISTA
CAPITÃO PM RUBENS ALVES PEREIRA (Obs: já havia indicação anterior)
Dr. CÉSAR AUGUSTO DE TOLEDO CÉSAR (Delegado de Polícia do Estado de São Paulo)
MEDALHAS MMDC
2º SARGENTO PM GERALDO FRANÇA DE CASTRO
SOLDADO PM ALEX CLAYTON VALENTIM DO ROSÁRIO
SOLDADO PM LUIZ RODRIGO MARTINS
SOLDADO PM ELIAS BOAVA DE OLIVEIRA
3º SARGENTO PM MAURICIO ROTELLI
2º SARGENTO PM JOÃO BATISTA DOS SANTOS FILHO
CABO PM JOSÉ RICARDO NUNES DA SILVA
CABO PM MARCELO JORGE DA PAIXÃO
CABO PM REGINALDO DOS SANTOS
CABO PM ADALBERTO KEIDANN JUNIOR
CABO PM DJALMA DE PAULA SOUZA
3º SARGENTO PM HIDERALDO JOSÉ DOS SANTOS
CABO PM SHEILA DA SILVA OLIVEIRA
CABO PM JAIR LOPES DA SILVA
CABO PM ROGÉRIO ROSSI VIDAL
Dr. MARCELO CECCHETTINI (Prefeito do Município de Francisco Morato)
Dr. ROBERTO HAMAMOTO (Prefeito do Município de Caieiras)
Dr. FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS (Prefeito do Município de Franco da Rocha)
Dr. MÁRCIO PAMPURI (Prefeito do Município de Mairiporã)
Dr. PETER ECKSCHMIEDT (Juiz de Direito do Estado de São Paulo)
Dr. JORGE CARLOS CARRASCO (Delegado de Polícia do Estado de São Paulo)
Dr. MARCO ANTONIO DARIO (Delegado de Polícia do Estado de São Paulo)
Dr. ALOYSIO COIMBRA SALOTE (Delegado de Polícia do Estado de São Paulo)
Sr. NATAL RODRIGUES
Sr. JOÃO BATISTA DE FARIA FILHO (Coordenador de Segurança Pública do Município de Francisco Morato)
Sr. ENÉSIO LOPES CERQUEIRA (Presidente do CONSEG Mairiporã)
Sr. GLALCO CYRIACO (Diretor Técnico de Saúde do Complexo Juquiry)
Passamos algumas horas em companhia de novos conhecidos e podemos divulgar a EPOPÉIA DE 32 para muita gente. Somente depois das 19 horas é que vamos deixar o CENTRO CULTURAL DA PREFEITURA DE CAIEIRAS.
O CABO PM LOPES traz-me até GUARULHOS. Ele já está há tempos no 26º BPMM e conhece bem a área.

A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira (11) que encaminhou 30 indiciamentos, contra 22 pessoas, ao Ministério Público Federal (MPF), após concluir sete inquéritos policiais que apuraram a responsabilidade criminal de ex-parlamentares presos na 11ª fase da Operação Lava Jato. Dentre eles estão os ex-deputados André Vargas (sem partido), Pedro Corrêa (PP-PE) e Luiz Argôlo (SDD-BA), que estavam entre os sete presos desta etapa. A PF não informou os nomes dos demais indiciados.
Ainda de acordo com a PF, os inquéritos tinham como objetivo apurar crimes de corrupção, fraude a licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros. Alguns investigados foram indiciados em mais de um procedimento.
Paraná, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo foram os seis estados envolvidos nesta ação, que foi batizada de "A Origem".

O MPF informou que recebeu os inquéritos, e que o conteúdo será analisado para que se avalie se serão oferecidas denúncias. Não há prazo para análise, conforme o órgão.
Caso o MPF denuncie os indiciados, cabe à Justiça Federal apreciar as denúncias. Se aceitar, os acusados passam a ser réus.
Foram presos na 11ª fase da Lava Jato:
-André Vargas, ex-deputado pelo PT, foi preso em Londrina;
- Leon Vargas, irmão de André Vargas, preso em Londrina;
- Luiz Argôlo (SDD-BA), ex-deputado, preso em Salvador;
- Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, presa em Salvador;
- Pedro Corrêa (PP-PE), ex-deputado que já cumpre prisão pelo mensalão do PT no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho (PE), em regime semiaberto;
- Ivan Mernon da Silva Torres foi preso em Niterói;
- Ricardo Hoffmann, diretor de uma agência de publicidade em Curitiba, foi preso em Brasília.
Destes, os três ex-parlamentares e Ricardo Hoffmann continuam presos na carceragem da PF em Curitiba.
A Operação Lava Jato foi deflagrada pela PF em março do ano passado e investiga um esquema  bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
A 11ª fase da investigação foi feita a partir da remessa das apurações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre fatos criminosos atribuídos a três grupos de ex-agentes políticos. Os crimes investigados nesta fase, conforme a PF, são: organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.
A investigação desta fase também abrange, além de fatos ocorridos no âmbito da Petrobras, desvios de recursos ocorridos em outros órgãos públicos federais, segundo a PF.
Depois da 11ª fase, ainda foi realizada a 12ª, quando o então tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Netto, foi preso. Ele segue detido na carceragem da PF, na capital paranaense.

 A CPI da Petrobras ouviu nesta segunda-feira (11) sete dos 13 investigados pela Operação Lava Jato que estão presos no Paraná. As oitivas ocorreram em um auditório da Justiça Federal em Curitiba desde a manhã, até o início da noite, com quase dez horas de duração, e registrou momentos de animosidade, com bate-boca entre deputados e o advogado do empresário Fernando Baiano. Uma nova sessão está marcada para terça-feira (12), no mesmo local, para ouvir os outros seis presos.
Foram ouvidos nesta segunda-feira: - Alberto Youssef, - Mário Góes, - Nestor Cerveró, - Fernando Soares, - Guilherme Esteves, - Adir Assad, - Iara Galdino.
Destes, apenas os doleiros Alberto Youssef e Iara Galdino responderam aos questionamentos dos parlamentares. Os demais optaram por permanecer em silêncio, o que não impediu alguns deputados de fazerem as perguntas programadas. Outros deputados, diante do silêncio, optaram por anexar as perguntas à ata da sessão.
‘Planalto sabia’ O doleiro Alberto Youssef reafirmou, no depoimento, que ele acredita que o alto escalão do governo federal sabia do esquema de corrupção na estatal. A confirmação de Youssef foi feita após o deputado Bruno Covas (PSDB-SP) ler depoimento de delação premiada do doleiro, em que ele citava políticos que, segundo o próprio Youssef, tinham conhecimento das irregularidades.
Na lista do depoimento prévio de Youssef, o deputado leu os nomes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e dos ex-ministros Antonio Palocci, Gleisi Hoffmann, José Dirceu, Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho e Edison Lobão. Após a leitura dos nomes, Covas perguntou se Youssef confirmava se, na opinião dele, essas pessoas tinham conhecimento do esquema.
“Confirmo e digo que isso é no meu entendimento", afirmou o doleiro.
 ‘Injustiçada’
Já Iara Galdino disse que se sentia injustiçada com as acusações. Ela afirmou que abria as empresas de fachada, em nome de laranjas, mas não tinha contato com clientes. Galdino garantiu que jamais assinou nenhum contrato de câmbio, que fazia parte do “terceiro escalão” do esquema, e que foi usada por uma “organização criminosa”.
A doleira já foi condenada em um dos processos decorrentes da Lava Jato por evasão de divisas, por operar instituição financeira irregular, corrupção ativa e por pertencer a organização criminosa. Somadas as penas foram de 11 anos e nove nesses de reclusão.
Bate-boca
A sessão da CPI teve um momento acalorado durante o depoimento de Fernando Soares, o Fernando Baiano, que permaneceu em silêncio. Em determinado momento, o deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) sugeriu ao investigado que considerasse fazer um acordo de delação premiada, porque o silêncio não seria uma boa estratégia. O advogado de Fernando Baiano retrucou: “A estratégia de defesa é minha, não é sua”, o que deu início a uma discussão.
Os parlamentares criticaram a postura do advogado, uma vez que apenas o investigado teria direito à palavra. O bate-boca durou cerca de dois minutos até que foi controlado pelo presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB). Lorenzoni e o criminalista voltaram a discutir ainda ao final da sessão pelo mesmo motivo.
Cerveró: O ex-diretor área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró também não quis responder às perguntas dos parlamentares. Ele afirmou, no início do depoimento, que deveria estar respondendo aos processos em liberdade, e que só falaria após “ser devolvido” o seu direito constitucional à liberdade.
Os depoimentos de Mário Góes, Guilherme Esteves de Jesus e Adir Assad, acusados de serem operadores do esquema também transcorreram com silêncio dos investigados.
Segundo dia: Na terça-feira (12), estão marcados os depoimentos da doleira Nelma Kodama, do operador René Luiz Pereira, dos ex-deputados Luiz Argôlo (SD-BA), André Vargas (sem partido-PR) e Pedro Corrêa (PP-PE) e, por fim, do doleiro Carlos Habib Chater, dono do posto de gasolina em Brasília que deu nome à operação da Polícia Federal.

Nove linhas de ônibus que circulam por bairros próximos à Rodovia RAPOSO TAVARES, na zona oeste, suspenderam parcialmente a operação nesta noite. Os motoristas estavam parando na altura do quilômetro 15 e obrigando os passageiros a descer e completar o percurso a pé. A justificativa foi a falta de segurança para trafegar pela região. SP-TRANS afirmou que as operadoras organizaram desvios na altura dos quilômetros 15 e 17 da rodovia e pediram reforço da Polícia Militar. A empresa disse também que providências vão ser tomadas para que as linhas retomem seus trajetos hoje normalmente.

Cerca de 150 famílias que ocupavam um terreno público no JARDIM ALIANÇA, em OSASCO, foram obrigadas a deixar a área após ordem judicial de reintegração de posse. O grupo se instalou na área, localizada às margens de um córrego na Avenida BANDEIRANTES, havia cinco meses. A região, conforme a prefeitura, é afetada por inundações no período de chuva e apresenta instabilidade. Durante a remoção, houve tumulto quando servidores municipais tentaram desligar a energia elétrica do local, conforme noticiou a RÁDIO CBN. O grupo montou um cordão impedindo o trabalho dos funcionários. Quando a GCM tentou desmontá-lo, pedras e paus foram lançados contra os agentes. A administração informou ainda ter oferecido albergues aos sem-teto.

Um cabeleireiro por pouco não morreu após ter sofrido um corte no pescoço durante uma tentativa de roubo dentro do banheiro da Estação SANTANA, da LINHA 1 - METRÔ. O crime ocorreu na última sexta-feira, mas só foi comunicado à polícia hoje.
DERMEVAL DE CARVALHO, de 28 anos, relatou a violência em sua página pessoal no FACEBOOK. Ele contou que estava na fila para carregar seu cartão do Bilhete Único quando sentiu vontade de ir ao banheiro, que fica no terminal de ônibus ao lado da estação.
Dentro da cabine do sanitário, dois homens tentaram invadir o local, mas DEMERVAL resistiu. Com medo, ele contou que resolveu sair e correr, mas os suspeitos o seguraram.
Ainda segundo a vítima, um dos agressores o agarrou e o outro tentou pegar sua mochila. Porém, uma blusa de frio que cobria a bolsa impediu o bandido de arrancar o objeto da vítima. Com raiva, um dos suspeitos cortou o pescoço de DEMERVAL com um objeto que ele não conseguiu identificar.
Mesmo ferido e sangrando, DEMERVAL conseguiu se soltar e fugiu correndo para dentro da estação para pedir ajuda aos seguranças do Metrô. O cabeleireiro foi levado ao hospital e passa bem. Somente hoje à tarde o cabeleireiro registrou boletim de ocorrência, após os policiais o buscarem em casa. Nenhum suspeito havia sido preso pela polícia até esta noite.
"Tudo isso aconteceu dentro do Metrô. O que estou sentindo? Não sei traduzir em palavras, mas ter a garganta cortada de maneira aleatória e covarde, e não ter justiça, me deixa uma angustiante sensação de impotência", disse a vítima no FACEBOOK.
O Metrô informou que prestou socorro à vítima e uma viatura da companhia o levou até um hospital. No mês passado uma mulher foi estuprada dentro da Estação REPÚBLICA. (AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Policiais Militares apreenderam 5,3 mil pedras de crack prontas para serem vendidas e outras 600 para embalar e prenderam dois homens, às 13:30 horas de hoje, no JARDIM PERI ALTO, na zona norte. De acordo com a PM, um dos suspeitos estava com uma mochila nas costas e se preparava para abrir um portão de uma casa no bairro. Ao ver uma viatura, correu para dentro da residência. Os agentes entraram no local e encontraram KLEBER DE JESUS MAGALHÃES, 32, e LUCAS LIMA, 22. Além da droga, foram apreendidas também três balanças de precisão e um telefone celular. Segundo a corporação, já havia denúncias de tráfico de drogas na residência citada. KLEBER já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e saiu da prisão há um mês. O caso foi registrado no 72º DP (VILA PENTEADO). Se condenados, os dois suspeitos podem pegar até 15 anos de prisão.

Um PM reformado e sua mulher foram baleados durante uma tentativa de roubo, na noite de domingo, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC. A mulher do PM morreu e ele seguia internado até a noite de hoje. Um dos suspeitos também foi morto após troca de tiros com outros policiais.

A Justiça de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, condenou uma quadrilha acusada de fraudar mercadorias importadas no Aeroporto de CUMBICA. Ao todo, 36 participantes da quadrilha foram sentenciados. Entre eles estão auditores da Receita Federal, empresários e despachantes.     

O quadro "Les Femmes d'Alger" (Mulheres de Argel), do pintor Pablo Picasso, foi arrematado nesta segunda-feira (11) pelo preço recorde de US$ 179,3 milhões em leilão da Casa Christie's, em Nova York (EUA), informou a agência AFP. A identidade do comprador não foi divulgada.
O recorde de "Mulheres de Argel" foi alcançado após onze minutos de disputa entre os interessados.
A obra pintada pelo mestre espanhol em 1955 retrata um harém e superou o recorde absoluto de "Três estudos de Lucian Freud", de Francis Bacon, vendida por US$ 142,4 milhões também pela Christie's, em 2013.
O leilão da Christie's "Explorando o futuro através do passado" inclui uma seleção de obras do final do século XIX até o presente e espera-se que gere um total de mais de US$ 970 milhões, algo nunca visto na história dos leilões de arte.
"É um ponto de virada na história da arte. É o leilão do século", disse à AFP Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, empresa de informação de mercado de arte.
Alberto Giacometti detém o recorde para uma escultura: "O homem que caminha I" (L'homme qui marche I"), vendida por US$ 104,3 milhões em 2010.
A Christie's também espera ofuscar este número com outra obra que, segundo seu vice-presidente, Loic Gouzer, raramente aparece no mercado: "O homem que aponta" (L'homme au doigt), também de Giacometti, avaliada em US$ 130 milhões.


Após queda de popularidade nos últimos meses, a presidente chilena MICHELLE BACHELET anunciou hoje sua aguardada troca de gabinete. Cinco ministros deixam definitivamente o governo, enquanto outros quatro serão realocados. Entre os removidos do cargo, está o chefe de gabinete, ministro do Interior e herdeiro político de BACHELET, RODRIGO PEÑALLILO. Nas últimas semanas, a crise no governo se intensificou com a perda de confiança em ministérios e a popularidade da presidente caiu para menos de 31%.

O francês YVES BERTHELOT, de 50 anos, foi morto por um tubarão enquanto fazia um mergulho na NOVA CALEDÔNIA, uma ilha no OCEANO PACÍFICO. A mulher dele, ANNE BERTHELOT, testemunhou o ataque com outras cinco pessoas que também estavam na água no momento. De acordo com o jornal local "LES NOUVELLES CALEDONIENNES", YVES foi mordido no braço, na perna e na virilha em um ataque súbito, ocorrido no sábado. ANNE ficou em estado de choque no momento. Depois, postou no FACEBOOK: "Perdi o homem da minha vida". O grupo de turistas havia alugado um barco para explorar a ilha. Os outros cinco colegas do casal ainda tentaram socorrê-lo. Um porta-voz militar afirmou ao tablóide britânico "DAILLY MIRROR" que a maioria das pessoas a bordo eram trabalhadores da área de saúde. "A primeira ajuda concedida foi significativa, mas os ferimentos eram tais que, infelizmente, não havia muito o que poderia ser feito", disse. A vítima foi atacada por um cabeça-chata, espécie rara naquela região do Pacífico.

Em busca de uma vida melhor na EUROPA, imigrantes se deparam com uma realidade ainda mais cruel. São vítimas de tortura, estupro e sequestro antes mesmo de se arriscarem tentando cruzar o MAR MEDITERRÂNEO em embarcações precárias.
De acordo com um novo relatório da ONG AI (ANISTIA INTERNACIONAL), quem deseja chegar ao continente clandestinamente a partir da LÍBIA sofre com a violência das máfias. Os criminosos mantêm potenciais imigrantes reféns e pedem resgate a familiares sob ameaça de tortura e morte. Os que não pagam são mantidos como escravos.
"As medonhas condições dos migrantes, juntamente com o redemoinho de conflitos armados no país, deixam claro como está perigoso viver na LÍBIA hoje. Sem meios legais para fugir e procurar por um lugar seguro, eles são forçados a colocar suas vidas nas mãos dos contrabandistas que os extorquem, abusam e atacam", alertou PHILIP LUTHER, diretor da AI, no relatório. 
Segundo o documento, um jovem de 17 anos da COSTA DO MARFIM teria sido vítima de uma agressão ainda pior após dizer a seus captores que não tinha familiares vivos para pagar seu resgate. "Você vai se juntar a eles na morte se não pagar", falaram ao garoto. Uma nigeriana relatou que, ao chegar na cidade de SABHA, foi estuprada por 11 homens na frente de seu marido.

2 016   :      -    QUARTA-FEIRA
São Paulo, 11 de maio de 2016
Olá, querida
Ficamos em dúvida para qual endereço mandar essa carta, mas decidimos enviar mesmo para o Palácio do Planalto. Você ainda está aí, né? Bom, pelo menos até hoje acho que sim, quando o Senado vota seu afastamento temporário por até 180 dias. A partir de amanhã será difícil encontrar por aí.
Bem, nós só queremos deixar claro algumas coisas neste seu último dia como presidente. Primeiro, e sobre essa história de você falar a todo momento que este impeachment é um golpe. Golpe é o que a senhora fez ainda faz conosco, mentindo sem parar. Na campanha de 2014, muitos que assinam esta carta acreditaram que mais um mandato seu significaria a retomada do crescimento. Que nada, né? A senhora já sabia de tudo, que o Brasil estava quebrado e nós, trabalhadores, viveríamos tempos difíceis, com muito desemprego.
Falando em golpe, que trapalhada aquela de tentar barrar sua queda com aquele tal de Waldir Maranhão, que anulou (e depois, se acovardou e voltou atrás) a votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Poderia ter escolhido alguém mais corajoso para fazer o jogo sujo. Ah, outro papelão foi convocar vândalos para atrapalhar São Paulo ontem.
Era só isso mesmo. A senhora seve estar super ocupada aí arrumando as malas.
Tchau, querida
Ass Eleitores
(essa carta está na primeira página, hoje, do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

Situação difícil nesta manhã. Levanto espirrando muito, sinal de uma gripe. Dores no pé esquerdo, proveniente de ácido úrico. E temos uma solenidade agora de manhã no ANHEMBI, proporcionada pela ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS de PIRITUBA.
Mas, logo cedo, um contato via whatts app com a MARINEI, vai esclarecer que a solenidade de hoje não é a da entrega das Medalhas da Sociedade, cerimônia marcada para amanhã. Também a encenação do episódio de 23 de maio, na Praça da República, acontecerá num outro evento, o de amanhã.
Isso não me deixa contente. A Sociedade não foi avisada dessas mudanças. Face meu estado de saúde, não vou sair de casa nesta quarta-feira.

Solenidade em Ribeirão Preto, sexta-feira, dia 24 de junho de 2016
ANDREI GONÇALVES VIEIRA
Coronel Mario Ventura, bom dia !!
Comandante sou o Capitão PM Andrei, da Seção de Pessoal do 3º BPM/I em Ribeirão Preto e primeiramente gostaria de externar ao Sr toda a nossa gratidão pelo exemplo e pela história que o Sr vêm registrando, de muita dedicação, compromisso e preservação das nossas raízes.
Tive informações que o nosso amigo Subtenente Sumele, já adiantou ao Sr o nosso desejo em comemorarmos os 85 anos do 3º BPM/I com a presença do Sr e com a entrega de Medalhas a profissionais que honram nossa PMESP, o Estado de São Paulo e o Brasil.
Comandante o aniversário é no domingo dia 16 de junho porém a nossa pretensão seria da solenidade acontecer na sexta feira 24 de junho (caso a agenda do Sr permita)
Informo ao Sr que já contactamos à empresa Panelli para fabricação das medalhas e estamos providenciando o transporte e a estrutura para termos este presente que é a presença do Sr entre nós, abrilhantando ainda mais a nossa solenidade !
Comandante, com isso, aguardarei um contato neste email ou fone caso o Sr prefira, sobre se podemos agendar e contar com a presença do Sr na solenidade sexta feira 24 de junho.
Desde já e também em nome do Ten Cel PM César Gomes, Cmt do 3º BPM/I, agradeço a atenção e o apoio que o Sr sempre nos dispensou.
Um forte abraço Comandante
Cap PM Andrei G. Vieira
RESPOSTA AO CAP PM ANDREI
Concordo que seja realizada a solenidade, mas no dia 24 de junho teremos uma solenidade na DL e o CORONEL PM CELSO APARECIDO MONARI já entrou em contato comigo com muita antecedência para a realização dessa cerimônia.
Ainda hoje o 38º BPMI entrou em contato conosco através do CAPITÃO PM CÉSAR ALEXANDRE JANUÁRIO ALVES CARDEAL no sentido de que os diplomas sejam confeccionados pela Unidade, face as nossas dificuldades com a sede funcionando no Obelisco do IBIRAPUERA. Ali, não há como trabalhar no sentido de fazer essa parte burocrática.
Preciso, tal como tenho feito com todas as solicitações de entrega de nossas condecorações, a participação efetiva da Unidade nesse mister. O modelo do diploma poderá ser enviado pela nossa funcionária MARINEI.
Confeccionado os diplomas, são eles remetidos a nós com Ofício do Cmt para as assinaturas do Presidente, do Secretário do Conselho das Medalhas e, ainda, depois disso, o crivo do Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo, com a assinatura do Presidente ADILSON CÉZAR.
Poderemos marcar para 23 de junho ou, então, no sábado, dia 25.
Aguardo novo contato para decisão da data.

Informações sobre Certificado Sociedade MMDC 32
Boa noite Senhores,
Tendo em vista a autorização do Sr Cel PM Ventura para aquisição, impressão dos Certificados e demais providências no que se refere a Solenidade alusiva ao "Dia da Juventude Constitucionalista de 1932" conforme demandas já predeterminadas em mensagens anteriores, incumbiu-me o Sr Cmt da UOp de solicitar a V.Sª. orientações, observando que imprimiremos os certificados por esta Unidade.
Diante do exposto, se possível o envio da mídia do Certificado, observando que serão para o momento 20 (vinte) indicados e agraciados conforme critérios determinados pelo Sr Cmt do Btl.
Att,
Transmitido por: 
CAPITÃO PM CÉSAR ALEXANDRE JANUÁRIO ALVES CARDEAL

A presidente Dilma Rousseff chegou na tarde desta quarta-feira (11) no Palácio do Planalto, depois de ter passado a manhã em sua residência oficial, onde teve uma reunião com o assessor especial da Presidência, Giles Azevedo, que inicialmente estava marcada para o Planalto. Para a passagem do comboio da presidente, a Esplanada dos Ministérios, que está interditada, foi liberada.
No momento da chegada, fotógrafos tentaram correr para fazer imagens na garagem e depois foram barrados pelos seguranças da presidência que, inclusive, anotaram a identificação deles para eventual punição.
No Alvorada, Dilma recebeu uma equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e gravou um vídeo para comentar o seu iminente afastamento nesta quarta-feira pelo Senado. Na mensagem, Dilma voltará a dizer que é vítima de "golpe". Ainda está sendo estudado se Dilma fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV ou uma declaração à imprensa. A princípio, os vídeos serão veiculados nas redes sociais.
Leia também:
Limpeza
Dilma já retirou tudo que lhe pertence do gabinete presidencial. Até mesmo as fotos da filha e dos dois netos já foram levados para o Palácio da Alvorada, assim como os livros dela. Apesar da agenda frenética, funcionários do Planalto dizem que o que tem trabalho mais neste final de governo são os trituradores de papel e os scanners de documentos. O clima no governo é de tensão total e de absoluto desespero por parte de inúmeros funcionários que terão de deixar os seus cargos de DAS e, a grande maioria, não tem "órgão de origem" e, portanto, ficariam desempregados a partir de sexta-feira. Só no Planalto, eles são mais de mil. Muitos não pretendem pedir demissão e ficarão aguardando até que a equipe de Temer os demitam.
Não há definição ainda sobre o que a presidente Dilma terá direito durante seu afastamento. Caberá ao presidente do Senado, RENAN CALHEIROS, decidir.. Mas pelo menos 30 pessoas de seu gabinete já foram mobilizados para se transferir para o Alvorada. Ela continuará contando ainda com todo o esquema de funcionamento do palácio onde reside, que será transformado em uma espécie de QG da resistência. A princípio, a presidente Dilma também poderá continuar usando um jato da Força Aérea, só que não o Airbus, que servirá a Michel Temer.

O líder do PT no Senado Federal Humberto Costa, foi um dos últimos a discursar na tentativa patética de impedir o afastamento da “presidenta”. Famoso pelos discursos aloprados e cheios de ameaças contra o país, Humberto não decepcionou. Com uma foto de Dilma na mão o petista bradou uma série de insanidades. Porém de longe a mais bizarra foi dizer que o povo brasileiro está dando o golpe, ou em seus termos “golpeando”, o “Brasil que deu certo”. Costa ainda garantiu: o PT vai voltar aclamado pelo mesmo povo que agora o rejeita. O país ainda vai implorar para ter o PT de volta, e assim prometeu: “nós vamos voltar ao poder pela porta da frente”.

"Todo o pode emana do povo". A frase, destacada logo no primeiro artigo da Constituição Federal, nunca foi tão verdadeira. Milhões de brasileiros que foram às ruas desde março de 2015 contra a continuidade da presidente DILMA foram atendidos, hoje, pelos senadores.
A sessão que determinaria a continuidade de DILMA não havia acabado, mas a 1 hora já era possível dizer que o povo sairia vencedor ao término da votação.
Após 15 horas de sessão, 34 senadores, de um total de 45 parlamentares que tinham discursado na tribuna até a 1 hora, indicaram o voto a favor do impedimento da presidente.
A cada discurso de opositores e de antigos aliados, DILMA via diante da televisão o sonho da Presidência da República escapar pelos seus dedos. A petista,que entrou para a história como a primeira mulher eleita para chefiar o país, ficará nos livros também como o segundo presidente afastado de suas funções pelo Congresso Nacional desde a redemocratização, em 1985. A maioria dos senadores concordou, hoje, que DILMA cometeu crime de responsabilidade fiscal por usar bancos públicos para pagar benefícios sociais, entre eles o Bolsa Família, por ironia o programa que catapultou o PT a conquistar três vitórias consecutivas em eleições nacionais (2006, 2010 e 2014), hegemonia inédita de um período após o fim da ditadura militar.
Além disso, também será para sempre a responsável pela derrocada do projeto que levou o operário LULA, em 2002, ao Palácio do Planalto. A quase inexistente defesa do seu mandato, hoje, no Senado, reflete exatamente o isolamento de uma assessora técnica guinada ao principal cargo político do país por LULA.
DILMA deixará amanhã o Palácio do Planalto para enfrentar um isolamento de até 180 dias e, segundo os próprios petistas, nunca mais voltar à política. Sem qualquer experiência no trato com o Legislativo, a presidente sempre preferiu enfrentar o Congresso ao ouvir deputados e senadores.
Dona de um gênio forte, construído, segundo os amigos, por conta das prisões e torturas durante a ditadura, quando lutou em organizações armadas contra os militares, disparava broncas e esporros em voz alta, sem se importar com quem estava falando. Políticos, ministros e assessores eram alvos frequentes dos arroubos da presidente, antes uma especialista da área de energia que encantou LULA, justamente por sua rigidez, a característica que ajudou a derrubá-la agora e a colocará na lista de piores presidentes da história.

O SÃO PAULO não deu sopa para o azar. Com muita raça e a superação de MICHEL BASTOS, o TRICOLOR derrotou o ATLÉTICO MINEIRO, hoje, no MORUMBI, por 1 a 0.
Dessa maneira, a equipe paulista disputará o segundo confronto do mata-mata das quartas de final da COPA LIBERTADORES, na próxima quarta-feira, na ARENA INDEPENDÊNCIA, em BELO HORIZONTE, com a vantagem de qualquer empate. Antes disso, voltará a campo no domingo, para estrear no BRASILEIRÃO, contra o BOTAFOGO.   

As oitavas de final do MASTERS 1000 de ROMA não poderiam ser mais difíceis para THOMAZ BELLUCCI. O paulista encara amanhã o sérvio NOVAK DJOKOVIC, líder do ranking mundial, na quadra central do torneio. Neste ano, DJOKOVIC perdeu apenas dois dos 36 jogos que disputou - caiu na estreia em MONTE CARLO e nas quartas de DUBAI. Ele conquistou cinco títulos, entre eles o ABERTO DA AUSTRÁLIA, e os MASTERS 1000 de INDIAN WELLS, MIAMI e MADRI. Hoje, DJOKOVIC bateu o francês STÉPHANE ROBET por 2 a 0. BELLUCCI, por sua vez, passou pelo também francês NICOLAS MAHUT pro 6/4 e 6/3. BELLUCCI e DJOKOVIC já se enfrentaram cinco vezes, sempre com vitória do sérvio. O duelo de amanhã será um repeteco das oitavas de ROMA no ano passado,  quando o líder do ranking venceu em três sets.

Cinco líderes do PCC foram presos nesta madrugada em cidades da GRANDE SÃO PAULO, litoral, além da capital. Foram apreendidas falsas roupas da Polícia Federal e seis fuzis.
Segundo o delegado ALBERTO PEREIRA MATHEUS JÚNIOR, do DENARC, após quatro meses de investigações, os agentes identificaram o grupo e o alvo principal era ROBERTO VENTURA, 50 anos.
Para a polícia, o suspeito é um dos homens de confiança de MARCO WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, considerado o chefão da facção criminosa, que está preso. ROBERTO saiu da cadeia em 2014 e foi detido na zona leste. Com ele foram apreendidos os fuzis, que eram alugados para quadrilhas roubarem carros-forte e a empresas de valores. Em uma casa na zona leste - o bairro não foi divulgado - os agentes apreenderam documentos e uma carta assinada por um ex-integrante do PCC, que nega ter matado a mulher do MARCOLA em 2001, e pede para retornar à facção.
O DENARC apreendeu seis carros blindados, adesivados com logotipos da PF. A suspeita é que a quadrilha tenha invadido empresas de valores com a viatura disfarçada.

Moradores de um condomínio de alto padrão na VILA ANDRADE, região do MORUMBI, viveram seis horas de pânico nas mãos de uma quadrilha fortemente armada, inclusive de fuzis e granadas. O grupo realizou um arrastão em nove apartamentos e nem as crianças foram poupadas.
Segundo a Polícia Civil, na tarde de terça-feira o grupo de 11 bandidos entrou pela garagem com o controle remoto do portão e rendeu o porteiro.
A partir daí, as vítimas começaram a ser abordadas quando saiam do elevador ou chegavam ao local. Depois de serem obrigados a subir para os apartamentos e entregar tudo o que tinham, os moradores eram levados para a casa do zelador.
Lá, um criminoso usava faca para furar um sofá e, assim, intimidar os reféns. Uma das granadas, conforme depoimentos de 13 vítimas na delegacia, foi colocada na mão de uma criança de 12 anos que chorava.
"Eles aterrorizaram a todos nós e diziam que tinha uma lista com os apartamentos que iriam roubar", disse uma moradora de 38 anos, que pediu anonimato.
Segundo o delegado do 89º DP (PORTAL DO MORUMBI), ANTÔNIO SUCUPIRA NETO, a polícia apura se os alvos eram duas famílias de indianos que moram no local. "Eles conseguiram roubar uma. A outra tinha saído cinco minutos antes", disse.
A PM foi chamada depois que os bandidos libertaram os reféns, por volta das 20 horas, e viu dois carros saindo do prédio. Houve perseguição, mas eles fugiram. Logo depois, um dos veículos foi encontrado com parte dos objetos roubados (celulares, relógios, jóias, bijuterias, dinheiro). Da família de indianos, foram levados 13 mil reais, mas a polícia recuperou 12 mil. O equipamento com as imagens de câmeras estava no porta-malas.






Nenhum comentário: