domingo, 15 de maio de 2016

12 DE MAIO DE 2016 - QUINTA-FEIRA

DIA      D  O  Z  E      DE      M  A  I  O      DE       2016      -      QUINTA –F E I R A.
79 anos, quatro meses e 15 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
DIA 308º DO ANO 66º - MÊS 11º
57 anos e 341 dias na PMESP.
57 anos e 92 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 698 dias – 494 812 horas.
52 anos e 249 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL.
28 anos e 62 dias no Posto de Coronel – 338 meses e 1 dia.
4 anos e 310 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 348 dias CORONEL - 24 anos e 150 dias na reserva.
10 905-261 536                           10 348-248 280                            10 611-253 812.
DIA DA BEATA JOANA DE PORTUGAL. Nasceu em 1452. Filha do rei dom AFONSO V, conseguiu ingressar no convento dominicano de AVEIRO, e praticava com excelência a regra da Ordem, mas devido a sua má saúde foi impedida de professar. Em 1471, recolheu-se ao Mosteiro de ODÍVELOS. Dali foi para um mosteiro em AVEIRO, onde morreu em 1490 e foi beatificada em 1693. Os pobres viam nela a sua protetora. Viveu despojada de tudo.

DIA INTERNACIONAL DA  ENFERMAGEM
DIA DO ENGENHEIRO MILITAR
DIA   DO  ENFERMEIRO
  
465 a. fundada a Universidade de SAN MARCOS, em LIMA, no PERU, considerada a mais antiga da AMÉRICA DO SUL, em 12 de maio de 1551.
394 a. construída a maior igreja de BUENOS AIRES, cujo primeiro bispo foi PEDRO DE CARRANZA, em 12 de maio de 1622.
     a. dos Municípios de  INDIAPORà e  PILAR DO SUL.
165 a. nasce DOMINGOS CORREA DE MORAIS em 12 de maio de 1851, em TIETÊ (SP). Trabalhou como engenheiro civil e foi político. Também presidiu a companhia de bondes de SÃO PAULO e atuou como vereador, deputado e senador. Foi um dos idealizadores do manifesto contrário ao MARECHAL DEODORO DA FONSECA, ao qual foi atribuída a deposição do presidente. Morreu na cidade de SÃO PAULO a 15 de dezembro de 1917. Importante via de SÃO PAULO recebeu o seu nome em homenagem a um dos homens mais ilustres do século XIX.
144 a. nasce BERTRAND RUSSEL, filósofo e matemático inglês, em 12 de maio de 1872.
135 a. assinado o TRATADO DE BARDO, em 12 de maio de 1881. Estabelece o Protetorado da FRANÇA sobre TÚNEZ, pondo fim a independência deste país.
119 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR em 12 de maio de 1897: o Supremo Tribunal Federal, em sentença definitiva proferida na sessão de sábado passado, declarou competentes o foro do BRASIL e Juízo Seccional da Capital para neles ser acionada a SÃO PAULO RAILWAY COMPANY, pelo seu credor Senhor ROBERTO NORMANTON. Há cerca de 4 anos que se pleiteia esta importante questão, sendo advogado do Doutor NORMANTON o Doutor FRANCISCO NATIVIDADE.
Os moradores das Ruas CONSELHEIRO CRISPINIANO, 7 DE ABRIL e BRÁULIO GOMES, que há muito tempo estão privados de bondes, nos pedem que solicitemos do senhor gerente da Companhia Viação a conclusão do serviço de arrancamento dos trilhos, que está incompleto, impedindo até o trânsito de carros.
A mando do doutor intendente de Obras foi examinado o Viaduto do Chá, verificando-se que é necessário: rebocar e rejuntar a alvenaria dos pilares; substituição do estrado de madeira, cuja maior parte está completamente deteriorado; a pintura de toda a parte metálica.
Sob a presidência do doutor LUIZ PIZA, à hora regimental, feita a chamada verifica-se a presença de 18 dos senhores deputados, pelo que deixou de haver sessão na Câmara dos Deputados do Congresso Paulista.
118 a. almirante norte-americano WILLIAM THOMAS SAMPSON manda bombardear a cidade de SAN JUAN DE PUERTO RICO, em 12 de maio de 1898. Foram publicadas no DIÁRIO POPULAR dessa data as seguintes notícias: em uma sala do HOTEL NACIONAL houve uma reunião dos deputados governistas de SÃO PAULO para escolherem um “líder”. Dividiram-se as opiniões entre os senhores BUENO DE ANDRADA e CINCINATO BRAGA, porém nenhum deles aceitou o “penacho”.
Sabe-se que o doutor PEREIRA PASSOS, diretor geral da Estrada Central, convidou o doutor PRUDENTE DE MORAES para assistir à inauguração da bitola larga até TAUBATÉ, que terá lugar neste mês.
Está em SÃO PAULO acompanhado de cinco indígenas guaranis o cacique GIPAPA. São aldeiados em SÃO JOÃO BAPTISTA DO RIO VERDE e vieram pedir providências ao governo contra a invasão dos vizinhos no seu aldeiamento.
Há comunicação de PARIS que por intermédio da legação brasileira, o senhor HANOTAUX, ministro de Estrangeiros, mandou convite ao doutor CAMPOS SALLES para um almoço. Domingo, o doutor CAMPOS SALLES espera partir para LONDRES; visitará antes o senhor FÉLIX FAURE.
A esquadra espanhola que há dias deixou SÃO VICENTE arribou ao PORTO DE CADIZ devido ao mau tempo. Depois de feitos os reparos que necessitam alguns dos navios aquela esquadra tomará rumo a CUBA.     
112 a. da realização da solenidade comemorativa dos 50 anos da inauguração da primeira linha telegráfica brasileira, em 12 de maio de 1904. Reunidos os convidados no grande salão do antigo paço da cidade, ali foi recebido o BARÃO DE CAPANEMA, que veio de sua residência, de carro, acompanhado pelo secretário do ministro da viação. A festa terminou nos aparelhos primitivos e demonstrações práticas do telégrafo sem fio, falando-se para BUENOS AIRES, VALPARAISO e LA PAZ.
106 a. uma coleção de pérolas do ORIENTE, de todas as cores, única no gênero no BRASIL, acha-se exposta nas vitrines da conceituada casa ALAURICE GRUMBACH & CIA, à Rua XV DE NOVEMBRO, 46, nesta Capital, a partir de 12 de maio de 1910.
105 a. (ROMA) Telegrafam de TURIM anunciando que foram iniciados, no grandioso stadium daquela cidade, os concursos esportivos e os jogos olímpicos. Notava-se a presença de grande número de senhoras. Publicação no ESTADO de 12 de maio de 1911.
105 a. aviador e construtor de aviões francês, EDOUARD NIEUPORT, conseguiu uma velocidade inédita em veículo no ar: 120 quilômetros por hora, em 12 de maio de 1911.
104 a. (RIO) O chefe do serviço telegráfico nacional encomendou na EUROPA uma instalação BAUDOT quádrupla para atender ao crescente movimento do serviço telegráfico entre o RIO e SÃO PAULO. Por meio desse aparelho serão recebidos e transmitidos simultaneamente 4 telegramas, em duas direções e por um só fio. Montará três instalações de aparelhos rápidos BAUDOT entre SÃO PAULO, CAMPINAS e UBERABA. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 12 de maio de 1912). 
103 a. nasce JAMELÃO, cantor e tocador de cavaquinho, é conhecido como o puxador da ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA, confundindo-se com a própria história dessa escola. Começou a cantar nos anos 20, quando se apresentava no antigo CLUBE CAJUTI, em VILA ISABEL. Batizado JOSÉ BISPO CLEMENTINO DOS SANTOS, ganhou o apelido de um dono de gafieira, quando ainda era aprendiz de cantor. JAMELÃO nasce em 12 de maio de 1913.  
A maior voz do Carnaval brasileiro se calou: morreu na madrugada de 14 de junho de 2008, um sábado, aos 95 anos, JOSÉ BISPO CLEMENTINO DOS SANTOS, o “JAMELÃO”. O intérprete – como ele mesmo fazia questão de se denominar – da MANGUEIRA estava internado desde a quinta-feira, dia 12, na Clínica PINHEIRO MACHADO, em LARANJEIRAS, no RIO, e não resistiu a uma infecção generalizada.
O corpo de JAMELÃO chegou no início da noite à quadra da VERDE E ROSA, onde anônimos e celebridades do mundo do samba receberam o mestre ao som de “Exaltação à Mangueira”. Entre palmas e batuques de pandeiro, várias outras músicas que marcaram a história da escola de samba foram lembradas, enquanto o caixão era levado ao local onde foram esticadas as bandeiras da escola de samba e do VASCO, time de coração do sambista mangueirense.
Mesmo emocionados e salientando a grande perda que o sábado havia reservado para o BRASIL, os parentes e amigos de JAMELÃO eram unânimes ao afirmar que aquele que foi a voz da VERDE E ROSA por quase 60 anos precisava descansar. Afinal, desde as duas isquemias que teve em 2006 – em 2007, ele quebrou o quadril e foi operado – o sambista já estava perdendo a memória gradativamente.
Nascido em 12 de maio de 1913, JAMELÃO foi uma das figuras mais importantes do samba. O seu canto doce, preciso e afinado contou a história da MANGUEIRA desde que assumiu, em 1949, a voz principal da escola. Por trás do personagem mal-humorado, que não gostava de entrevistas e respondia a tudo com grosserias, estava um sujeito dócil com os amigos, primeiro sambista de morro a fazer fama nas rádios, intérprete de dezenas de clássicos e que melhor cantou LUPICÍNIO RODRIGUES. Voz que embalou multidões nos desfiles e acompanhou as mudanças do Carnaval – sempre criticando a substituição de sambistas por modelos e a descaracterização dos sambas enredos – JAMELÃO deixou a MARQUÊS DE SAPUCAÍ há três anos por motivos de saúde.
O músico nasceu no bairro carioca de SÃO CRISTÓVÃO, mas logo se mudou com os pais para o ENGENHO NOVO, onde passou boa parte da juventude. SARUÊ – seu primeiro apelido – trabalhou como engraxate, vendedor de jornais e operário de fábrica de tecidos. Das rodas de samba cariocas onde tocava cavaquinho e tamborim, foi levado por GRADIM, ícone da MANGUEIRA, para a VERDE E ROSA.
Sua carreira começou em 1947, quando venceu um concurso de calouros da Rádio TUPI, tornou-se intérprete oficial da MANGUEIRA em 1949. Durante a década de 1950, JAMELÃO imortalizou com sua voz clássicos como “LEVIANA”, de ZÉ KÉTI, e “FOLHA MORTA”, de ARY BARROSO. Em 1959, fez enorme sucesso cantando “ELA DISSE-ME SIM”, de LUPICÍNIO RODRIGUES.   
94 a. nasce o Cel. Ref.  JOÃO ÁUREO CAMPANHÃ em 12 de maio de 1922.
80 a. ITÁLIA se retira da Sociedade das Nações, em 12 de maio de 1936.
80 a. nasce GUILLERMO ENDARA, ex-presidente do PANAMÁ, em 12 de maio de 1936.
79 a. do crime da RUA APA. Na noite de 12 de maio de 1937 a tragédia assombrou a SÃO PAULO que não chegara a 1,1 milhão de habitantes. Os corpos estavam no andar térreo. Os peritos do Laboratório de Polícia Téchnica (escrevia-se assim) anotaram que o corpo de MARIA, 73 anos, a mãe, jazia no hall da escada. Estava em decúbito abdominal – barriga para baixo. O de ARMANDO, advogado de 42 anos, encontrava-se no piso do escritório, obliquamente à soleira da porta, com pernas e braços estendidos (camisa de seda creme, gravata, calça de casimira e sapatos de verniz). O de ÁLVARO, engenheiro de 45 anos, sobre a soleira da porta, “mais ou menos em paralelo” ao cadáver do irmão. ÁLVARO tinhas as pernas estendidas, os braços em flexão e as mãos sobre o abdômen (esse detalhe foi importante para as conclusões de um advogado especialista em crimes misteriosos). Vestia terno de casimira azul-marinho, camisa e cuecas de seda. Os corpos do dois homens estavam em decúbito dorsal – barriga para cima. A arma do crime achava-se entre os irmãos. Era uma pistola parabelum Mauser, alemã, 9 mm, de doze tiros. Os peritos fizeram exames, testes e simulações e concluíram que o crime acontecera assim: “ÁLVARO, de arma em punho, investe contra ARMANDO no hall. A mãe se interpõe entre os dois, ou ARMANDO se protege com o corpo dela”. Três tiros atingem MARIA, o que respinga sangue na manga direita da camisa de ARMANDO. “ARMANDO corre para o escritório. Perseguido, tenta pegar a arma do outro”. ÁLVARO dispara um tiro à queima-roupa, que atinge o irmão perto do coração. “Já caído, ARMANDO recebe um segundo tiro, disparado de 30 centímetros”. A bala o atinge no estômago. Então, o assassino “volta a arma para o próprio peito e põe termo à existência”. BEDNARSKI, advogado famoso em crimes dessa espécie, diz: “É humanamente impossível uma pessoa disparar dois tiros contra si próprio com uma pistola Mauser 9 mm. É uma arma muito violenta. Com o coice do primeiro tiro a pessoa já cai”. Outro detalhe: “Como uma pessoa pode morrer baleada e ficar com as mãos postas?” Diz BEDNARSKI que os corpos foram arrumados, mudados de posição. Os peritos encontraram, além das sete balas nos cadáveres, outras cinco nas paredes (ÁLVARO, se foi ele, pode ter descarregado a Mauser, com seus disparos). O criminalista MILTON BEDNARSKI, estudioso de crimes antigos, põe em dúvida o resultado das investigações oficiais e conclui que quem atirou foi uma quarta pessoa, jamais identificada. O CASTELINHO da RUA APA foi passado para a UNIÃO pois a família REIS só tinham herdeiros colaterais (MARIA era viúva; seu marido, um professor, falecera muitos anos antes). Vários projetos foram criados para ocupar o CASTELINHO, cenário do crime; cogitou-se transformá-lo num MUSEU DO CRIME, que guardaria a memória dos casos famosos. Nenhuma das idéias vingou. A única realidade foi um abandono cruel, que devastou a casa de estilo medieval, construída nas primeiras décadas do século XX. Em 1997, o Ministério da Fazenda cedeu o lugar em concessão para a instalação do CLUBE DAS MÃES DO BRASIL. A diretora do clube, MARIA EULINA, fechou com madeira as entradas da casa, para evitar ocupação ilegal (por mendigos e até um ferro-velho clandestino). O clube construiu dependências novas, em área livre do terreno. Nele dá cursos profissionalizantes a jovens saídos da FEBEM, cursos preparatórios ao vestibular e ensino fundamental para crianças. Serve, para todos, 700 refeições diárias. O CASTELINHO, em ruínas, pode ser visto por quem passa pela Avenida SÃO JOÃO (ou pelo MINHOCÃO), sentido LAPA. Está à direita, na esquina da RUA APA. Era a casa da família REIS, dona de um famoso cinema, o BROADWAY, na Avenida SÃO JOÃO, que hoje não existe mais; e de terrenos e casas no nobre bairro do PACAEMBU. CAPOTE VALENTE, um dos maiores advogados da época, estava empenhado no caso. Os laudos da polícia eram contestados no tribunal. E, dois anos depois, um decreto do presidente GETÚLIO VARGAS complicou ainda mais o caso. Pelo documento, nenhum parente colateral – como tios e primos – teria direito à herança. A família CÉSAR DOS REIS só tinha parentes colaterais. O lugar então ficou jogado às traças. Em 1990, uma oficial de Justiça, SUSAN IANNACE, entrou com um processo de tombamento. Na época, todo litígio já havia se esgotado. DE 1937, ano do crime, até 1987, passaram-se os 50 anos necessários para a briga dos herdeiros ser dada por encerrada. E o lugar passar para a UNIÃO. Foram nesses 50 anos, que a sofisticada residência se tornou abrigo para bêbados e mendigos. A primeira encrenca jurídica surgiu no próprio dia do crime. Quem havia morrido primeiro? Quem foi o último a morrer? Qual herdeiro teria direito ao lugar? No dia 10 de dezembro de 2004 o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de SÃO PAULO (CONPRESP) publicou a decisão de tombamento no DIÁRIO OFICIAL. A fachada tem de ser totalmente preservada, assim como o jardim original. No terreno nada mais poderá ser construído. E, dentro da velha construção, só pequenas adaptações estão autorizadas.
79 a. coroação de JORGE VI, da INGLATERRA, em 12 de maio de 1937. O desfile foi transmitido pela televisão, na primeira transmissão feita fora de estúdios.    
76 a. inauguração do AUTÓDROMO DE INTERLAGOS. JEAN ROMERO SANSON, filha do engenheiro inglês LOUIS ROMERO SANSON, projetista do autódromo foi quem deu esse nome à região. Em 2007, por ocasião do GP DO BRASIL, em outubro, JEAN está com 90 anos e vive numa casa de repouso no bairro ALTO DE PINHEIROS. A ex-professora de piano e hipismo adora relembrar a história do batismo. INTERLAGOS ganhou essa denominação por ficar localizado entre dois lagos (as represas GUARAPIRANGA e BILLINGS) “Meu pai e eu estávamos parados numa semáforo em frente ao autódromo, ainda em construção, quando ele me pediu para escolher ‘ENTRELAGOS” ou “INTERLAGOS”, conta JEAN. “Decidi de primeira, meio sem pensar”. Na época, o terreno era ocupado por chácaras de imigrantes europeus, principalmente alemães. “Aquela região era só matagal”, lembra.
Para fazer o projeto, SANSON estudou autódromos dos ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA e FRANÇA. Antes de INTERLAGOS, as corridas de carro em SÃO PAULO eram disputadas nas ruas. O autódromo foi construído por causa de um acidente com uma pilota francesa, que subiu na calçada, matou quatro pessoas e feriu outras 37. SANSON era proprietário da empresa imobiliária de construção civil AUTO-ESTRADAS. Além do autódromo, o engenheiro idealizou várias outras obras importantes da Cidade, como a Avenida WASHINGTON LUÍS, o AEROPORTO DE CONGONHAS , CLUBE DE CAMPO SÃO PAULO e o bairro da CIDADE DUTRA. O circuito projetado por SANSON media 7.823 metros de extensão (hoje a pista de INTERLAGOS tem 4.292 metros). A primeira prova foi o GRANDE PRÊMIO DE SÃO PAULO de 1940, vencido pelo piloto ARTHUR NASCIMENTO JÚNIOR. INTERLAGOS começou a receber os carros de Fórmula 1 em 1973.
“Cansei de dirigir naquela pista”, diz JEAN, que nasceu na VENEZUELA, foi registrada na embaixada inglesa e vive aqui desde 1930. “Meu pai me emprestava o carro e eu fazia todas aquelas curvas. Agora está muito mudado – e para pior. O projeto real oferecia muito mais segurança e visibilidade aos pilotos”. EXPEDITO MARAZZI, piloto e jornalista, morto em 1988 disse: “Minha vida de piloto começou em 1940, na festa de inauguração do Autódromo de INTERLAGOS. Eu tinha 5 anos e fui com meu pai. Lembro que era muito longe.”
73 a. do PENTÁGONO (EUA), em 12 de maio de 1943.
68 a. falece o Prof. FRANCISCO MORATO, em SÃO PAULO, no dia 12 de maio de 1948. Nasceu em 17 de outubro de 1868. O Professor FRANCISCO MORATO nasceu em PIRACICABA (SP). Bacharelou-se em Direito em 1888. Foi promotor público, inspetor escolar e provedor da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. Foi um dos fundadores do Instituto da ORDEM DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO e seu presidente em 1927. Foi professor da FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO e deputado federal em 1930.
65 a. do teste da BOMBA DE HIDROGÊNIO. Em 12 de maio de 1951, os americanos testavam, nas ILHAS MARSHALL, no OCEANO PACÍFICO, a primeira bomba de hidrogênio. A explosão foi disparada no ATOL DE ENIWETOK. Entre 1946 e 1958, o país realizou 67 testes nucleares nas ILHAS MARSHALL, formado por 29 atóis e 3 ilhas. O local foi escolhido por ser no meio do caminho entre a ÁSIA e OCEANIA.
57 a. nasce a diretora de cinema TIZUKA YAMAZAKI em 12 de maio de 1959.
52 a. das anotações em 12 de maio de 1964. ANO 14º - MÊS 11º - DIA 308º - 5 anos e 343 dias na FORÇA PÚBLICA – 249 dias como ASPIRANTE – 236 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta manhã desenvolvo grande atividade mental, pois tenho de resolver inúmeros casos na secretaria e também participar de uma reunião do CA, continuação daquele realizada ontem.
Veio um ofício do Tribunal do Júri para que o doutor SÉRGIO THEN DE BARROS, engenheiro que se encontra cumprindo pena aqui no BATALHÃO DE GUARDAS, seja levado a novo julgamento nesta data. MAJOR ALOÍSIO BORGES escala-me para escoltá-lo, bem como o 2º TENENTE JOÃO BOSCO PASIN para me render. Vou sair do quartel quase às 13 horas, sendo que o doutor SÉRGIO se fazia presente e notava-se que o mesmo estava um pouco nervoso. Chegamos no Tribunal pouco antes dos trabalhos se iniciarem e do doutor SÉRGIO pouco conversou com o seu advogado Doutor DANTE DELMANTO. O juiz que presidiria os trabalhos seria o doutor LUIZ GONZAGA BELLUZZO.
No dia 7 de junho de 1960, no 12º andar do prédio número 275, da Rua do RIACHUELO, o engenheiro SERGIO THENN DE BARROS abateu a tiros de revólver o psiquiatra de CAMPINAS, DÉCIO BIERREMBACH DE CASTRO. Não houve testemunhas, mas logo depois correram rumores de que o engenheiro, que era desquitado, havia se inteirado dos encontros amorosos de sua ex-esposa, CECÍLIA THEN DE BARROS, com o médico BIERREMBACH. Após a prática do crime, o engenheiro deixou o escritório e pediu a um menor que telefonasse à Polícia. A vítima era da Casa de Saúde BIERREMBACH DE CASTRO, de CAMPINAS.
Conforme consta do processo, em 1988, o acusado e sua esposa, com três filhos, foram residir em MOGI-MIRIM, em virtude de interesses profissionais ligados a sua firma CONSTEN ENGENHARIA, incumbida de pavimentação da rodovia MOGI-ITAPIRA. Em virtude de pequenos distúrbios mentais, sua filha SUZANA foi transportada para CAMPINAS e confiada ao médico BIERREMBACH DE CASTRO. Por várias circunstâncias e principalmente porque a esposa do engenheiro frequentasse o consultório da vítima, desenvolveu-se uma estima ou afeto entre ela e o psiquiatra. Diante disso, verificou-se a separação do casal. O médico também se separou de sua esposa, fato que facilitou sua união com a esposa do engenheiro. Este, poucos dias antes do delito, havia escrito uma carta ao médico, para um encontro em seu escritório na Rua do RIACHUELO, onde o delito se verificou logo após uma troca de palavras.
O menor NATAL JAIR VICENTIM, que se encontrava numa das dependências da “CONSTEN – ENGENHARIA E PAVIMENTAÇÃO LTDA”, onde trabalhava o acusado, declarou que viu quando a vítima ali chegou, penetrando no escritório do indiciado, onde ficou por alguns momentos. Em seguida, esse menor ouviu dois tiros, após os quais o engenheiro deixou a sala, incumbindo-o de telefonar para a polícia.
Presidiu os trabalhos do Júri o juiz de Direito, LUIS GONZAGA BELLUZZO, representando a Justiça o promotor J.B. SANT´ANNA, funcionando como defensor o doutor DANTE DELMANTO e como escrivão, o senhor PAULO RODRIGUES DE OLIVEIRA.
O réu foi interrogado e após os antecedentes relativos ao seu desquite e as relações de sua esposa com a vítima, relações essas iniciadas quando ela começou a frequentar o consultório do psiquiatra, em virtude de moléstia nervosa de uma filha, fez referência ao crime, dizendo que no momento em que pretendia entrar em entendimento com BIERREMBACH, a respeito dos filhos do casal, o médico fez menção de sacar de uma arma, como de fato sacou. Entraram em rápida luta corporal, quando os tiros foram disparados.
Em seguida falou o promotor J. B. SANT´ANNA, dizendo da primeiro manifestação do Júri que, por cinco votos, considerou o réu culpado, condenando-o. Sobre os antecedentes, fez exposição da vida do casal, em que se notava absoluta disparidade em relação à vida social, diferença de educação e de situação financeira. Houve como consequência o desquite e só um ano após o réu delinquiu sob pretexto de honra ultrajada, além de alegar justificativa de defesa subjetiva. Afirmou que o indiciado matou o psiquiatra, porque certamente já tinha essa intenção, atraindo-o ao seu escritório. Sugeriu a aplicação da pena corporal, em face da prova, lembrando que no primeiro julgamento os jurados já haviam decidido pela sua culpabilidade criminal.
Esperava-se que os debates se prolongassem com réplica e tréplica, o que não sucedeu, pois que a defesa conseguiu provar que o homicídio foi cometido em legítima defesa, tese essa que foi aceita pelo Conselho de Sentença que por quatro votos absolveu o réu.
DANTE DELMANTO, depois de revelar documentos abonadores da conduta do engenheiro, como profissional e homem conceituado no meio social, passou à análise das provas, esclarecendo a posição do réu no processo. Falou sobre o tratamento da filha e da ex-esposa do acusado junto ao psiquiatra e as relações deste com ela e que deram causa às desavenças, principalmente a respeito dos filhos, o engenheiro se opunha que as crianças fossem conviver com a vítima, apesar de consentir que elas vivessem com a mãe. A respeito da parte principal do processo, afirmou com a prova, que o acusado jamais teve intenção de eliminar o psiquiatra, havendo para consubstanciar esse fato, além de outros, o engenheiro assumido vários compromissos relativos à sua profissão. Era evidente pois, que o encontro dos dois no escritório foi levado a efeito para um entendimento relacionado com a situação dos filhos do acusado, ocasião em que este percebeu que a vítima pretendia tirar uma arma, como de fato tirou, para atacá-lo. Certo de que seria agredido o indiciado atracou-se com o médico, verificando-se os disparos.
Após a acusação fui substituído na escolta pelo TENENTE PASIN. Ali também se encontrava, às 18 horas, o TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE.
Deixo o Tribunal logo mais e perco a defesa que seria feita pelo doutor DANTE DELMANTO. Ainda passo pelo BATALHÃO DE GUARDAS para pegar uns remédios de minha mulher, que comprei hoje no ambulatório da CRUZ AZUL. Assisto alguns programas de televisão, principalmente o SHOW DE SORRISOS. Não deito muito tarde nesta terça-feira, mesmo porque me sentia exausto pelas atividades que desenvolvi durante o dia.  
51 a. anotações relativas ao dia 12 de maio de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 11º - DIA 307º - 6 anos e 342 dias na FORÇA PÚBLICA - 354 dias como 2º TENENTE - 601 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Manhã fria e desagradável por causa do chuvisqueiro que fazia. Embarco cedo, tomando um ônibus das 5:40 horas. A semana prossegue difícil para se viajar porque o tempo não é bom.
Após a revista matinal, vou deixar por instantes o BG. Visito o Serviço de Fundos, onde converso com o TENENTE DIRCEU e com o ficharista do nosso Batalhão acerca de certas particularidades em vencimentos de nossos oficiais e praças (casos com o CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS e SARGENTO FREIRE_. Com o 1º TENENTE ARCY RIBEIRO (Oficial recentemente transferido do SF para o Quartel General, mas não apresentado) acerto o pagamento de certas guias de recolhe para o Tesouro do Estado.
No Serviço de Intendência vou comprar a Coletânea de Legislação Financeira e o novo Regulamento de Correspondência.
Quero passar pelo STM para ver a situação do SOLDADO DESERTOR WÁLTER LEME mas, com as notícias dadas pelo CABO AYRTON GIRALDI, que me contou que a deserção já foi publicada em Boletim Regimental daquele Serviço, resolvo nem conversar com o CAPITÃO DAUTERDIMAS RIGONATTO sobre a problemática de meu concunhado.
O problema gravíssimo está relacionado com a ROSA e seus filhos. Seu marido, sem condições financeiras e ainda tresloucado por causa de uma prostituta, já lhe deixou em condições bem desagradáveis e agora as coisas pioraram de uma vez.
Em meu serviço na FIF vou notar, inicialmente, que o Ajudante do Batalhão, CAPITÃO JOSÉ VICENTE MARINO, está gastando muito dinheiro. Logo não teremos mais nenhum item orçamentário e nem subtítulos capaz de satisfazer suas investidas em vários setores do Batalhão. Enfim, enquanto houver numerário suficiente vou-lhe informando favoravelmente.
Os oficiais do BG foram jogar futebol de salão na quadra da Escola de Educação Física. Resultado: o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ voltou com um dos pés luxados, com suspeita de fratura. Foi encaminhado ao Serviço Médico e parece que lhe irão engessar o pé ofendido.
Durante a tarde substituo o 2º TENENTE RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA no serviço de Oficial de Dia, a fim de que o mesmo possa trabalhar na CRUZ AZUL. acontece que temos uma ocorrência delicada. São 15 horas quando o Departamento de Polícia Militar traz escoltado o 3º SARGENTO JOEL FÉLIX DE ALMEIDA, desta Unidade. No Memorando do Oficial de Dia ao QG, 2º TENENTE MARCELINO, consta  que o 3º SARGENTO JOEL fora socorrido por populares, no interior de um ônibus, onde estava caído, visivelmente embriagado. Minha primeira ação foi mandá-lo passar pelo Serviço Médico, a fim de ser submetido à dosagem alcoólica. Depois telefonei para o TENENTE MARCELINO (colega meu da DE-CFA, em 1958/1959 como sargento) e este me contou o caso com mais detalhes. O SARGENTO JOEL fora encaminhado por populares até o Posto Policial de BARUERI e, naquele local, foi chamado o DPM. O SARGENTO JOEL estava armado de revólver, com um cinturão contendo 30 cartuchos. O caso não e simples para o graduado faltoso.
O TENENTE RUI DARCI chega da CRUZ AZUL depois das 20 horas, assumindo novamente o Serviço de Dia.
Em casa, ouço a partida de futebol, válida para o returno do RIO-SÃO PAULO - FLUMINENSE x BOTAFOGO. O tricolor das laranjeiras, que recentemente venceu o CORINTHIANS 3 a 0, estava irresistível nesta noite. Infligiu uma goleada no clube da estrela solitária pelo elevado marcador de nada mais nada menos do que 7 a 2.   
50 a. dos fatos ocorridos em 12 de maio de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 11º - DIA 306º - 7 anos e 342 dias na FORÇA PÚBLICA - 719 dias como 2º TENENTE - 37 dias na 3ª Companhia do 10º BP.
Como tenho de ir à MICROLITE na parte da manhã, o jeep vem me busca quando são 9 horas. O CABO ABÍLIO é o motorista.
No JAÇANÃ, acontece a falta de gasolina, assunto próprio do jeep. O CABO ABÍLIO tem de ir num posto conhecido, onde arruma 18 litros do líquido, que para nós está fazendo grande falta.
Passamos pela casa do ASPIRANTE NUNES FERNANDES, ainda no JAÇANÃ e, em seguida, vamos à MICROLITE.
Converso com o senhor FRANCISCO GOBBI, que é um diretores, encarregado do suprimento. No princípio, o senhor GOBBI recusa uma cota mensal de gasolina para o jeep, mas, depois, com a explanação do difícil problema pelo qual atravessa a Companhia de GUARULHOS, o senhor GOBBI declina uma cota mensal de 100 litros. É já uma vitória, pois a FORÇA PÚBLICA dá apenas 300 litros mensais.
O capítulo de MICROLITE está encerrado. Agora partimos para BONSUCESSO, bairro que pertence ao município de GUARULHOS. Ali, vamos visitar o Auto Posto SAKAMOTO e conhecer a personalíssima figura do vereador MORIO SAKAMOTO. O senhor MORIO fala sobre política e as deficiências da Prefeitura e da Câmara Municipal. Recebeu-nos em sua casa e, no final, garante uma cota mensal de 50 litros de gasolina.
Vou conhecer o Posto Policial de VILA NOVA BONSUCESSO. Ali faço uma inspeção no Posto e retorno, trazendo para GUARULHOS o SOLDADO SEBASTIÃO e sua senhora.
O CABO ABÍLIO faz um outro itinerário e passo por CUMBICA - PARQUE SÃO LUÍS - SÃO ROQUE - TABOÃO - VILA FLÓRIDA - JARDIM ELIANA - VILA FÁTIMA - MACEDO e outros bairros.
Venho a conhecer também o Pronto Socorro Municipal.
Chego na Companhia quando são 13 horas. Coloco o CAPITÃO JAIR a par da situação.
Nosso Comandante deixa a Companhia quando são 14 horas. Vai participar da reunião da COETEL, onde ele é conselheiro.
Mais tarde, saio de jeep com o ASPIRANTE NUNES FERNANDES. Vamos inspecionar os Postos Policiais de VILA GALVÃO e JARDIM TRANQUILIDADE. Passamos pela cadeia local e pelo Grupo Escolar e Ginásio Vila Galvão.
Visitamos o prédio onde deverá ser instalada a futura 2ª Companhia Independente e, ao chegarmos na Praça Conselheiro Crispiniano, vamos encontrar o senhor MOYSÉS JOSÉ ZERAIBE, Presidente da Câmara Municipal, à nossa procura.
O senhor MOYSÉS vem nos dizer que a Prefeitura acaba de concordar com o empréstimo de dois milhões e quatrocentos mil cruzeiros para pagamento dos aluguéis do prédio onde deverá ser instalada a Companhia. Isso é uma notícia formidável e, amanhã mesmo, começaremos a movimentação para ser efetuada, o mais depressa possível, a mudança para aquele local.
Conversamos com o doutor BICAS e o escrivão GUERRA e, através de entendimento de um soldado do Posto Policial de VILA GALVÃO com o senhor CALIXTO, da VIAÇÃO NEFER, vamos conseguir mais uma cota de gasolina: 100 litros mensais.
Com o SUB-TENENTE NATAL DE OLIVEIRA, faço um planejamento para buscar material no Serviço de Intendência, na parte da tarde de amanhã.
Às 19 horas, depois de um dia intensivo de trabalho, vou deixar a Companhia com o ASPIRANTE NUNES FERNANDES e o 1º SARGENTO JUSTINO.
Passamos novamente pelo DP de VILA GALVÃO. Deixamos o ASPIRANTE em sua casa e, antes das 20 horas, chego em meu lar.
Janto e vou visitar o TENENTE NILSON GIRALDI, meu colega de turma. Ouço uma conversa que o mesmo irá para o 4º BP -BAURU e quero confirmação. O GIRALDI conta-me que, de fato, existe esse pensamento, mas ainda nada está certo.
Conversamos acerca das possibilidades de sermos promovidos a 1º TENENTE ainda este ano. Isto será possível se aprovada a nova Lei de Fixação de Efetivos para 1966. O GIRALDI, muito mais otimista do que eu, diz que é possível sermos promovidos a 25 de agosto próximo. Diz também que já fazem dez dias que o projeto de lei encontra-se na Assembléia e que o prazo é de 45 dias.
Em casa, assisto o filme OS GANGSTERS.  
49 a. de SGT. PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND, disco dos BEATLES que foi ouvido pela primeira vez em 12 de maio de 1967, em emissão da RÁDIO LONDON, e chegou às lojas dias depois, em 1º de junho, tornando-se uma referência musical planetária. Que mundo era o nosso em 1967, quando os BEATLES gestaram SGT. PEPPER´S? Era um mundo complicado, como de hábito. A exemplo de GEORGE W. BUSH sobre o IRAQUE, o GENERAL WILLIAM WESTMORELAND era um otimista: informava que as forças americanas no VIETNÃ previam a vitória total até o final daquele ano. E eles perderam, como sabemos.
Os BEATLES apontavam sua lanterna psicodélica para um mundo colorido, mas alguns sinais já davam conta de que haveriam tempos cinzentos no horizonte: RONALD REAGAN era eleito governador da CALIFÓRNIA naquele ano, enquanto CHE GUEVARA era assassinado na BOLÍVIA. Na NICARÁGUA, ANASTÁSIO SOMOZA chegava à presidência.
Mas era o tempo do flower power, e nem todas as notícias eram terríveis. Na ÁFRICA DO SUL, por exemplo, o médico CHRISTIAN BARNARD realizava com sucesso o primeiro transplante do coração. O escritor colombiano GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ lançava o seu clássico CEM ANOS DE SOLIDÃO. Tempo de ousar e desafiar. O poeta ALLEN GINSBERG, farol da geração beatnik, era preso em SPOLETO, sob a acusação de obscenidade, após ter lido alguns de seus escritos no palco do TEATRO CAIO MELISSO.
No BRASIL, GLAUBER ROCHA estreava em SÃO PAULO o mítico TERRA EM TRANSE. PLÍNIO MARCOS estreava sua NAVALHA NA CARNE e ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA reinaugurava o TEATRO OFICINA, destruído no incêndio de 1966, com o clássico O REI DA VELA, de OSWALD DE ANDRADE. Dias de rosas e espinhos: na USP, a polícia invadia o CRUSP com 300 soldados para espancar e prender estudantes sob acusações de subversão.
A crônica policial dava conta de que tinha sido finalmente preso o meliante JOÃO ACÁCIO PEREIRA DA COSTA, conhecido nacionalmente como O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, autor de 20 assaltos e procurado pela morte de três policiais.
Nem mesmo para os BEATLES aquele foi um ano completamente alegre. No dia 27 de agosto, enquanto desfrutavam da companhia do seu MAHARISHI em BANGOR, arrombava-se a porta do quarto de uma residência em LONDRES, onde jazia morto o empresário BRIAN EPSTEIN, que trabalhava com os BEATLES. Overdose acidental de drogas, disse o laudo. EPSTEIN tinha pago do próprio bolso a primeira gravação de uma demonstração dos BEATLES.
“Se alguém foi o quinto BEATLE, esse foi BRIAN”, disse PAUL McCARTNEY. No dia da morte, entretanto, lá na ÍNDIA, JOHN LENNON não estava em condições de avaliar a perda. “Eu disse a JOHN que BRIAN havia morrido e ele falou: “Eu sei, não é emocionante? E eu pensei: o quê? Mas todos eles estavam em estado de choque”, disse NEIL ASPINALL, road manager dos BEATLES.
“Naqueles anos, todo mundo estava se excedendo deliberadamente, tomando estimulantes, ou anfetaminas e álcool – muito uísque ou conhaque e estimulantes – e depois se engasgavam com sanduíches. Adoravam fazer esse tipo de coisa e foi isso que BRIAN fez: ele vomitou e engasgou com o vômito”, disse GEORGE HARRISON.
48 a. ARNULFO ARIAS é eleito presidente do PANAMÁ em 12 de maio de 1968.
46 a. da visita do Inspetor Geral das Polícias Militares, GENERAL DE BRIGADA AUGUSTO DE OLIVEIRA PEREIRA, aos três batalhões da ÁREA CENTRO DE SÃO PAULO, no dia 12 de maio de 1970. Nas minhas memórias está registrado o seguinte: “Às 16 horas, chega o General de Brigada AUGUSTO DE OLIVEIRA PEREIRA, Inspetor Geral das PMs, a fim de inspecionar os três batalhões do Conjunto. O Coronel JUVENAL LOPES DA SILVA, comandante do 2º BP, como mais antigo dos três comandantes do Conjunto, faz a explanação do que vem a ser os serviços executados pelos 2º, 11º e 12º Batalhões da Polícia Militar. Enaltece o trabalho do 11º BP que, no ver de todos, é o Batalhão mais importante da Polícia Militar no que concerne ao policiamento da Zona Centro. Em seguida, doze oficiais do 11º BP estão escalados para assistir a Conferência do IGPM no Auditório MAJOR ANTÃO, marcada para 17:30 horas. Com os tenentes LEÃO e SPÍNOLA, para lá me dirijo. O Auditório MAJOR ANTÃO, que se localiza no BATALHÃO DE GUARDAS, está literalmente tomado pelos oficiais da Polícia-Militar e, nota-se a presença em massa dos oficiais oriundos da extinta Guarda-Civil. A conferência do Gen. Brig. AUGUSTO DE OLIVEIRA PEREIRA versa sobre aspectos de polícia-militar e suas complexas missões. Fala sobre a guerra revolucionária e a guerrilha urbana. Ás 19 horas, deixo o BG e, mais uma vez vou ao Pátio do Colégio. Regresso a Guarulhos às 20 horas. Vou à residência do 3º Sargento MIGUEL FERES FILHO. Não o encontro. Converso com seu vizinho, 2º Sargento JOÃO BELOTTI, da 2ª Cia. Ind. Trocamos idéias sobre as prisões políticas em GUARULHOS”.
44 a. presidente chileno, SALVADOR ALLENDE, firma o projeto de nacionalização da ITT, em 12 de maio de 1972. Nesta data o JORNAL DA TARDE mostrava que a interferência da UNIÃO SOVIÉTICA na guerra dos ESTADOS UNIDOS contra o VIETNÃ havia abalado a relação com o país norte-americano. Além disso, enquanto a refinaria de PAULINIA, no interior do Estado, havia garantido lucro de 200 milhões de cruzeiros, a Usina de POÇO GORDO, no RIO DE JANEIRO, havia falido e deixado 50 mil desempregados.  
43 a. morre MONIKA ERTL, aos 32 anos, por volta das 11 horas do dia 12 de maio de 1973, em LA PAZ. IMILLA, como era conhecida, caiu em um cerco das forças de repressão de HUGO BANZER junto com o argentino OSVALDO UKASKI e um terceiro combatente, que conseguiu fugir. Há quem dia que KLAUS BARBIE planejou a emboscada. MONIKA ERTL, nascida em 1937, em MUNIQUE, era militante do Exército de Libertação Nacional e usava o codinome IMILLA. De qualquer modo, ela sabia dos riscos que corria e imaginava que sua hora estava próxima. Após o assassinato do CORONEL ROBERTO QUINTANILLA PEREIRA, do Exército, em 1º de abril de 1971, sabia que fora exposta. A mulher do coronel prontamente ajudou a montar um retrato falado da assassina, e a polícia rastreou a arma usada na execução. O revólver fora comprado pelo empresário italiano GIANGIACOMO FELTRINELLI, colaborador dos movimentos de extrema esquerda europeus e figura decisiva no apoio ao plano de eliminar QUINTANILLA. O jazigo dos ERTLS que tem o nome de MONIKA gravado, num cemitério da capital boliviana, está vazio. Até hoje, diz a irmã BEATRIX, a família não tem a menor idéia de onde ela foi enterrada. O governo informou apenas que ela teve um “sepultamento cristão”. A outra irmã, HEIDI, vive na ALEMNHA. Há anos, BEATRIX tenta descobrir onde estão os restos mortais de MONIKA. A chegada da esquerda ao poder na BOLÍVIA não mudou a situação. 
40 a. nasce o ROGÉRIO, filho do Sr JOSÉ BOARETTO e Dona MARIA, em 12 de maio de 1976.
38 a. da GREVE NA SCANIA. Os metalúrgicos do ABC, em 12 de maio de 1978, em SÃO BERNARDO, cruzavam os braços para reivindicar reajuste. O movimento, que se espalhou, coincidiu com um período de manifestações pela volta da democracia. Em fevereiro de 1978, LUIZ INÁCIO DA SILVA, o LULA, havia sido reeleito presidente do Sindicato de SÃO BERNARDO e DIADEMA. LULA fundaria o PT em 1980 e teria a primeira experiência eleitoral dois anos depois, como candidato a governador. Um dos líderes da greve da SCANIA, GILSON MENEZES, se tornaria prefeito de DIADEMA, e mais tarde romperia com o PT. GILSON CORREIA DE MENEZES, antigo líder da greve e prefeito de DIADEMA, filiado atualmente ao PC do B, diz o seguinte, a respeito dessa greve: “Aquele foi um dia muito tenso. Lembro que antes de sair de casa não consegui olhar para minhas filhas. Por causa de repressão, nem minha mulher sabia o que estava para acontecer. Mas tive a coragem de propor a paralisação e os trabalhadores confiaram em mim, então precisava seguir em frente. Na época, dissemos que a greve foi espontânea, mas na verdade foi extremamente organizada. Chamei as pessoas que tinham o perfil de liderança e fazia reuniões nos banheiros da empresa. Passava a noite pensando nos detalhes para que a chefia não desconfiasse de nada. Tudo deu certo. Era o começo do movimento que atingiria milhares de outros trabalhadores”.  
37 a. das anotações de 12 de maio de 1979: na manhã deste sábado acabo de ler SERINGAL, de MIGUEL JERONYMO FERRANTE. Saímos à tarde para comprar os presentes para minha mãe e para a mãe da LUCINDA. Vamos ao “MUSEU” na Avenida QUATRO BARRAS. Pagamos os meses de fevereiro, março e abril de 1979 da casa que fica nessa avenida. JOÃO e GISLEIDE fazem os projetos para o casamento marcado para julho.
Na TV assisto uma reportagem sobre a primeira senadora do BRASIL, EUNICE MICHILLES.
BÁRBARA HUTTON, milionária, falece hoje.
Entrará em vigor amanhã a Nova Lei da Magistratura.
Estuda-se o anteprojeto sobre o Imposto Progressivo sobre Herança.
MARLENE e sua prima SÔNIA foram a um casamento e agora saem para ir ao Baile do Recreativo. LUCINDA preocupa-se com as duas. Retornam somente às duas horas da madrugada.
34 a. falece LUCAS NOGUEIRA GARCEZ. Em 12 de maio de 1982.
34 a. do atentado ao PAPA JOÃO PAULO II, em FÁTIMA, PORTUGAL, no dia 12 de maio de 1982.
32 a. JOSÉ NAPOLEÃO DUARTE é proclamado oficialmente presidente de EL SALVADOR, em 12 de maio de 1984.
29 a. das anotações de 12 de maio de 1987: nesta terça-feira leio no Diário Oficial de 7 de maio que foram classificados: CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, no CPA/I-5; CORONEL PM MOACYR ALVARENGA DE OLIVEIRA, na Assistência Militar da Assembléia Legislativa. O CORONEL PM ADVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA foi transferido do CPA/I-5 (ARAÇATUBA) para o CPA/I-9 (BAURU).
Rádio Bandeirantes, às 7 horas: SARNEY ouve cobras e lagartos sobre a rodovia da ONÇA (pelas suas mancadas que está realizando).
Bancários desistem da greve e marcam nova Assembléia para 21 de maio.
Mantenho contato telefônico com a C.V.DIAS, Senhor CATALANI. O serviço de funilaria no GOL preto ainda não começou. O acidente foi em 5 de maio.
Recebo a visita de meu primo EDMUNDO PINTO DA FONSECA. Traz-me o livro de sua autoria PRÓTESE OCULAR. Ele é professor titular de Disciplina de Prótese Buço-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Coordenador Científico do Setor Odontológico da Fundação “CENTRO DE PESQUISA DE ONCOLOGIA”.
No JHONNY RESTAURANTE teremos um jantar em homenagem ao CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN nesta noite. Não irei ao mesmo porque LUCINDA está adoentada.
O PM SÍLVIO DE OLIVEIRA foi expulso ontem da PM, acusado de haver assassinado JOSÉ AUGUSTO DE SÁ FILHO, o PARDAL, no começo do ano. É suspeito, ainda, de ter participado, como mandante da chacina do JARDIM GRAJAÚ, o caso dos seis rapazes executados a tiros.
O francês EMMANUEL VITRIA, de 67 anos, que era o paciente de coração transplantado há mais tempo, em todo o mundo (18 anos), morreu ontem num hospital de MARSELHA.
O governador QUÉRCIA envia à Assembléia Legislativa um substitutivo a seu projeto de extinção do gatilho salarial ao funcionalismo estadual. Pela nova proposta, os servidores receberão os dois gatilhos de 20% já disparados em março e abril e terão reajustes trimestrais a partir de julho.   
28 anos e três meses de minha promoção ao posto de CORONEL. Fui promovido ao posto de CORONEL em 12 de março de 1988.
28 a. ESTADOS UNIDOS e a ex-UNIÃO SOVIÉTICA resolvem, em GENEBRA, suas últimas diferenças sobre a aplicação do Tratado de Mísseis Nucleares de Alcance Médio, em 12 de maio de 1988.
28 a. cerca de três mil metalúrgicos chegaram para trabalhar às 7 horas dessa sexta-feira, 12 de maio de 1988, na fábrica de caminhões SAAB SCANIA, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, na região do ABC. Eles bateram o cartão e, depois, se dirigiram às linhas de produção. Parecia um dia normal de serviço, mas na verdade se preparavam para cometer algo que mudaria a história do país. Em vez de iniciarem as atividades, esses empregados cruzaram os braços ao lado das máquinas. Era o início da primeira grande greve numa empresa desde o início da ditadura militar, em 1964.
A paralisação era por melhores salários e condições de trabalho. A ofensiva foi interpretada como um ato de coragem pela sociedade, pois nesse período a população vivia em meio à repressão instalada pelo regime, com prisões e até torturas. No campo trabalhista, os trabalhadores acumulavam perdas salariais de 34,1% e não tinham direito à negociação.
Mesmo com esse clima desfavorável, os metalúrgicos partiram para a luta. A mobilização na SCANIA não só entrou para a história com também se tornou uma inspiração para as greves gerais por aumentos e abertura política. E, ainda, foi um trampolim para LUIZ INÁCIO DA SILVA virar referência como líder sindical.
Com o grito “braços cruzados, máquinas paradas”, a paralisação durou até 15 de maio, uma segunda-feira. Os metalúrgicos só voltaram ao trabalho depois do então presidente no sindicato, já conhecido como LULA, ter negociado um aumento de 20% em três parcelas.
27 a. do 26o. BPMM - FRANCO DA ROCHA.
               25o. BPMM - ITAPECERICA DA SERRA. Esses dois batalhões foram inaugurados no dia 12 de maio de 1989. 
O 25º BPMM foi criado a partir da 3ª Companhia do 20º Batalhão, por meio do Decreto nº 29.911, que reorganizou as unidades da Instituição. Inicialmente, sediou-se de forma provisória em TABOÃO DA SERRA, estando à época responsável pelos municípios de ITAPECERICA DA SERRA, EMBU GUAÇU, JUQUITIBA, SÃO LOURENÇO DA SERRA, TABOÃO DA SERRA e EMBU DAS ARTES. Em meados de 1991, mudou-se para ITAPECERICA DA SERRA, onde permanece até os dias atuais.
Em 23 de novembro de 2003, em uma nova reestruturação da Polícia Militar, os municípios de EMBU DAS ARTES e TABOÃO DA SERRA passaram a ser responsabilidade do 36º BATALHÃO DE POLÍCIA METROPOLITANO, com sede em EMBU DAS ARTES (36º BPMM).
26 a. presidentes da LETÔNIA, LITUÂNIA e ESTÔNIA reestabelecem, em TALLIN, o Conselho do BÁLTICO e formulam uma política de independência da URSS, em 12 de maio de 1990.
25 a. do assassinato do garçom ORLANDO SAAVEDRA LOVAZZANO, chileno, de 27 anos, que trabalhava no programa de TV "JÔ SOARES 11 e MEIA", no dia 12 de maio de 1991.
22 a. do grave acidente com o piloto austríaco KARL WENDLINGER, nos treinos livres para o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DE MÔNACO, no dia 12 de maio de 1994.
22 a. da garantia do título do CAMPEONATO PAULISTA por parte do PALMEIRAS, ao vencer o SANTO ANDRÉ por 1 a 0, à noite, no ABC, no dia 12 de maio de 1994. O título já estava definido no empate do SÃO PAULO no MORUMBI. A torcida palmeirense invadiu o  campo quatro minutos antes do final para comemorar o bicampeonato paulista, o primeiro do clube desde que trocou o nome de PALESTRA ITÁLIA para PALMEIRAS, em 1942. A festa que começou no gramado só terminou de madrugada.
21 a. morre JORGE ROJAS CASTRO, poeta colombiano, em 12 de maio de 1995.
20 a. falece o ex-jogador de futebol ADEMIR MARQUES DE MENEZES - O "QUEIXADA", no dia 12 de maio de 1996.
20 a. falece o Doutor JOSEF FEHER, presidente de honra do HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, em 12 de maio de 1996.
20 a. falece o ex–combatente de 32 VASILE JAZEDJE, em 12 de maio de 1996.
19 a. da inauguração do TERMINAL RODOVIÁRIO "PRINCESA ISABEL", em 12 de maio de 1997, cuja construção acompanhei desde o seu início. Outras notícias nesta data: na parte da manhã desta segunda-feira discutimos o trabalho CIDADE DOS AMALDIÇOADOS, na AORPM. 
Tenho muito trabalho no MMDC no sentido de divulgar a data de 23 de maio para os jornais FOLHA DE SÃO PAULO, FOLHA DA TARDE, O ESTADO DE SÃO PAULO, GUARU 2000 e TRIBUNA DE GUARULHOS. O Professor GABRIEL, diretor da Biblioteca, “sumido” há meses, comparece hoje para se justificar que esteve em viagem por 17 Estados, fazendo palestras. Conversa muito com o CORONEL CANAVÓ e comigo. Sou obrigado a lhe dizer de sua falta de interesse pela Sociedade, bem como de outros diretores que aqui não comparecem.
Nesta segunda-feira Dona MARIA conta-me que o filho da MARIA DO SOCORRO nasceu ontem e, com isso, estamos sem atendente na Portaria. Dona MARIA desdobra-se nessa função. Com isso, a Sociedade fica meio conturbada.
O CORONEL CANAVÓ continua com seus problemas nativistas. Ainda acha que se poderá anular o leilão da VALE DO RIO DOCE.
O plano do governador MÁRIO COVAS para unificar as Polícias Civil e Militar possui dispositivos que ressuscitam artigos que lembram a Lei de Segurança Nacional e nada deve à polícia de FILINTO MÜLLER, o chefe de polícia política da ditadura VARGAS. A denúncia, que surpreende pelo conteúdo, é feita pelo CORONEL PM HERMES BITTENCOURT CRUZ, 59 anos de idade e 40 anos de serviço ativo na corporação.
CRUZ passou para a reserva no início do governo COVAS. Conhecedor das polícias de vários países foi durante muito tempo um dos grandes teóricos da PM. Para o coronel, a proposta de COVAS “foi vista como redentora da problemática da violência”, mas tem, na verdade, um “efeito perverso, pois troca a democracia pelo autoritarismo.
O novo presidente do Conselho de Administração da Companhia VALE DO RIO DOCE é BENJAMIN STEINBRUCH, que já preside o conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), passou a ser líder do consórcio que arrematou a VALE DO RIO DOCE.
O terremoto que sacudiu o IRÃ no último sábado foi o mais intenso registrado desde 21 de junho de 1990 quando terremotos mataram 50 mil pessoas e deixaram mais de 600 mil feridos.  O terremoto do dia 10 causou causou 4 mil mortes, mas o número oficial ainda não foi divulgado.
As emissoras de tv mostram hoje a incrível imagem do cogumelo formado pelo vento de um tornado que invadiu a cidade de MIAMI. Esse tornado causa muitos danos materiais, mas não há notícias de pessoas feridas.
Continuo lendo AURELIANO LEITE – Episódios do Exílio.
O meu carro foi levado hoje pelo ANDRÉ para fazer retoques de pintura e retirada de focos de ferrugem. Deverá ficar na oficina até o dia 15.    
18 a. do lançamento do livro "CÁSPER", escrito pelo veterano de 1932 JOSÉ BENEDITO SILVEIRA PEIXOTO, em 12 de maio de 1998. Outras anotações feitas nesta data: está marcada para as 11 horas desta terça-feira uma reunião preliminar sobre o evento de 23 de maio no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32. Será realizada no auditório da Diretoria de Ensino e Instrução. O evento de 23 de maio fica a cargo da DAMCO. O MAJOR PM FLÁVIO ROSA está encarregado dessa missão. Para a reunião são escalados vários oficiais: - CAPITÃO PM EDMUNDO (5ª EM), CAPITÃO PM ROGÉRIO (CPChq), CAPITÃO PM GALVÃO (CPM), TENENTE PM CAETANO (DP). TENENTE Méd ROBERTO, TENENTE PM AURÍCCIO, BUENO, WÁGNER e RODRIGUES. Das 11 às 13 horas esmiuçamos todas as necessidades para a solenidade religiosa do DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. É salientado o abandono do Monumento Mausoléu e a necessidade do nosso Serviço de Obras dar os reparos adequados para o 23 de maio. Passo pela Associação dos Subtenentes e Sargentos para acertar o convite da Diretoria para o 23 de maio. No MMDC mando convites, via fax, para várias associações. O CORONEL ARY CANAVÓ não comparece hoje à Sociedade.
Telefona-me o conselheiro MAX BASILE, Irá representar o MMDC no lançamento do livro do SILVEIRA PEIXOTO na Fundação CASPER LÍBERO. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES passa uma boa parte da tarde comigo. Conversamos a respeito de reunirmos os ASPIRANTES DE 1963 no próximo dia 7 de setembro, quando completaremos TRINTA E CINCO ANOS DE OFICIALATO.
Mesmo jogando um futebol sem brilho, o PALMEIRAS garante sua passagem para a fase semifinal da COPA DO BRASIL, nesta noite, no PARQUE ANTÁRTICA. Empata com o SPORT em 1 a 1. O SÃO PAULO dá adeus ao sonho de conquistar a COPA DO BRASIL ao ser derrotado por 4 a 3 pelo VASCO, no MARACANÃ. O campeão paulista cometeu falhas incríveis na defesa, marcou dois gols contra e morreu na praia. O jogo marcou a despedida de DENILSON, que amanhã começará a treinar na Seleção. Depois da COPA DO MUNDO, vai para o BETIS.     
17 a. das anotações feitas em 12 de maio de 1999 (quarta-feira): no BANESPA, por volta das 10:30 horas, encontro o CORONEL PM Res CARLINI. Está com um escritório de turismo na Rua SILVEIRA MARTINS, 115 – 2º andar – sala 25. Trata-se da “CARLINI TUR”. Conta-me ele que o CORONEL PM Res CALDAS está internado no Hospital da CRUZ AZUL. Conversamos com o gerente FERNANDO, no BANESPA.
OREZ e LUZ estão dando aula no CARREFOUR da área norte. Enquanto isso, no MMDS, o senhor MANUEL continua sanando os vazamentos nos encanamentos do prédio.
CORONEL ARY CANAVÓ continua viajando. Deverá estar em SÃO PAULO amanhã. Não sei qual será a sua reação quando souber do almoço no NACIONAL CLUBE e o lançamento do MEMORIAL DE 32. Acho que o senhor MARCONDES foi apressado em fazer essa reunião. Hoje ele quer saber a minha opinião sobre o almoço. Recebo a visita do CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Traz os currículos de dois maçons para receberem medalhas MMDC no 9 de julho. Conta-me que amanhã viajará para BRASÍLIA, a fim de participar da reunião mensal do GRANDE ORIENTE. Em casa, LUCINDA traz a notícia do atropelamento de sua irmã DEOLINDA, na terça-feira da semana passada (dia 4 de maio) em GOPOÚVA. Restabele-se em sua residência.
O PALMEIRAS elimina o CORINTHIANS nos pênaltis – 4 a 2 – e garante o direito de representar o futebol brasileiro nas semi-finais da LIBERTADORES DA AMÉRICA. Durante os noventa minutos, ganhou de 2 a 0 (gols de EDILSON e RICARDINHO). Na cobrança dos pênaltis, DINEI chutou na trave e VAMPETA cobrou fraco, nas mãos do goleiro MARCOS.
O presidente BÓRIS YELTSIN demitiu o primeiro-ministro YEVGUENNI PRIMAKOV. Para o lugar do veterano comunista PRIMAKOV, YELTSIN nomeou um general obediente e leal, o vice-primeiro-ministro e titular do Interior, SERGUEI STEPASHIN.
A OTAN lançou hoje o ataque mais intenso contra o território iugoslavo desde o início da guerra, há cinqüenta dias.
16 a. da TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA, no dia 12 de maio de 2000, do TENENTE–CORONEL PM ANTÔNIO SÉRGIO MARZOLA, que estava comandando o 4o BPMI - BAURU.   
16 a. falece o MAJOR REF. AMÉRICO PIRES FILHO, em 12 de maio de 2000.

ACONTECEU EM 12 DE MAIO DE 2001  :  -   SÁBADO

A partir das 8 horas, assisto o treino classificatório para a formação das posições de largada do GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1 DA AUSTRIA. MICHAEL SCHUMACHER consegue a 37ª Pole Position de sua carreira, a quinta neste ano. JUAN PABLO MONTOYA fica com um ótimo segundo lugar. O terceiro é RALF SCHUMACHER. RUBENS BARRICHELLO sairá em quarto.

MARGARIDA e PAULO foram visitar dona ESMERALDA e passam pela nossa casa. A MARGARIDA encontrou um quadro desanimador na residência de sua mãe. Ela se encontra adoentada, mas a pior situação é do MANECO, contorcendo-se em dores, muito magro. Mais tarde, a DORA leva o MANECO até o médico e telefona para a LUCINDA. Há suspeita de câncer. Precisará ser submetido a exames urgentes. LUCINDA fica preocupada com essa situação.

Telefona-me o senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Quer saber notícias da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Pergunta sobre a atuação do CORONEL MELO ARAÚJO como presidente. Como está a situação financeira. Diz que o PADRE ANTONELLO confirmou a missa no Monumento Mausoléu em 29 de maio.   


FALECEU WALDIR PEREIRA, o DIDI, de 72 anos, no HOSPITAL PEDRO ERNESTO, em VILA ISABEL, no RIO, em decorrência de um câncer generalizado. O corpo está sendo velado no salão nobre do BOTAFOGO, que jogou de luto contra o CABOFRIENSE (2a2). O enterro será às 13 horas do domingo. DIDI ficou conhecido pelo jogo denominado "FOLHA SECA" quando a bola chutada contra o gol dava a impressão de passar por cima do travessão e fazia uma leve curva, enganando o goleiro. Foi BICAMPEÃO  MUNDIAL  em  1958/1962. Treinou a seleção do PERU em 1970, levando-a até às quartas–de-final.


FOI ASSASSINADO o estudante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, JOEL NAOTO TOMIYAMA, de 21 anos, com um tiro na nuca, perto da Cidade Universitária, na avenida VALDEMAR FERREIRA, conhecido ponto de prostituição de mulheres e de travestis.

FALECEU O ESCRITOR E ATOR AMERICANO JASON MILLER, mais conhecido como o padre DAMIEN KARRAS, no filme O EXORCISTA. Foi vítima de um ataque cardíaco, aos 62 anos. Pai do ator JASON PATRIC (de OS SUSPEITOS), MILLER ganhou um prêmio PULITZER em 1973 com a peça THAT CHAMPIONSHIP SEASON, que virou filme estrelado por MARTIN SHEEN , em 1982.

FALECEU O ENGENHEIRO RUSSO ALEXEI TUPOLEV, projetista de aviões que ganhou notoriedade ao criar o TU-144, semelhante ao Concorde. Era filho de ANDREI TUPOLEV, também projetista. Aos 75 anos, de causas não reveladas, em MOSCOU.

O líder do partido governamental palestino AL FATAH, MOTASEM SABAGH, é assassinado. 

2 002  :  -    DOMINGO
FALECEU pela manhã, em SÃO PAULO, aos 100 anos, SYLVESTRE FERRAZ IGREJA, natural de CRISTINA (MG), ex–deputado estadual e federal, foi prefeito de IPAUSSÚ (SP), em 1933. Deputado constituinte do Estado de São Paulo (1946), foi deputado federal pelo Estado de São Paulo (1950 a 1978) pelas extintas União Democrática Nacional – UDN, da qual foi presidente estadual e, posteriormente , pela ARENA. O corpo está sendo velado no Hospital Sírio Libanês. Será trasladado para a Fundação SYLVESTRE FERRAZ IGREJA, na cidade de IPAUSSÚ, onde, amanhã, às l0:00 horas, seguirá para o Cemitério Municipal.

Também faleceu nesta manhã o advogado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e historiador pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, AFFONSO ANTÔNIO ROCCO, aos 91 anos. O enterro será realizado à tarde no Cemitério do ARAÇÁ, onde está sendo velado.

O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR vai trabalhar neste domingo no CSM/AM e não poderá me conduzir no seu carro até POÁ, como vem fazendo aos domingos. Antes de sair de casa, assisto o GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA UM DA ÁUSTRIA. O brasileiro RUBENS BARRICHELLO larga na POLE POSITION e vai ficar na ponta até o final da prova. No entanto, faltando alguns metros para a chegada, recebe ordens da equipe da FERRARI para deixar passar em primeiro MICHAEL SCHUMACHER. Lamentável atitude da FERRARI, motivo de vaias e sinais de desaprovação pelo que fizeram. Não havia motivo algum para essa atitude, pois o alemão está na liderança do campeonato dos pilotos bem na frente de todos. Chega em 3º JUAN PABLO MONTOYA. RALF SCHUMACHER cruza em 4º .

Depois de muito tempo sem passar pela Rua LUIZ SARRACENI, posso notar que os dois sobrados geminados que vi serem construídos há alguns anos ainda não foram vendidos. Também tem uma placa de: vende-se uma construção nova, vizinha à Clínica Veterinária ALPHA.
Perco muito tempo com as conduções para chegar em POÁ. Chego em GUAIANAZES por volta das 13 horas e ali fico meia hora esperando o trem que me levará até POÁ.
Minha mãe está impaciente à minha espera. Tia IRENE esteve com ela até às 13h30 e me fala da irritação de dona ALICE. De fato, minha mãe, na data do DIA DAS MÃES, está atrapalhada com o almoço e com tudo o mais. Diz que caiu no quarto, na manhã da última segunda-feira, dia 6, e a sua sorte foi que a MARIZETE veio vê-la. Tal como aconteceu em 13 de abril de 1993, ela não tinha forças para levantar. Foi preciso o ADALVO arrombar a janela do quarto para socorrê-la.
Isso é motivo de preocupação porque se vê que ela precisa ter alguém lhe fazendo companhia.
A tarde passa muito rápida. O RENATO chega por volta das 16 horas e, lamentando o problema de minha mãe, deixo POÁ.
Durante o trajeto, venho ouvindo o transcorrer da partida decisiva do TORNEIO RIO–SÃO PAULO. CORINTHIANS e SÃO PAULO estão decidindo o título. O São Paulo sai na frente, mas o CORINTHIANS empata. Com 1 a 1, o alvi-negro sagra-se campeão do TORNEIO, pois venceu a primeira partida por 3 a 2.

A seleção brasileira embarcou para BARCELONA, primeira escala da viagem à CORÉIA DO SUL. No Aeroporto TOM JOBIM, no RIO, RONALDO, que prometeu trazer a taça para o BRASIL e ser o artilheiro do MUNDIAL, tomou vacina contra sarampo, pouco antes do embarque.

Em casa, LUCINDA conta que o seu irmão JOSÉ apresentou sensível melhora em seu estado de saúde e o Hospital PIO XII deu-lhe alta. Agora, fará sua convalescença com a ajuda da família. Situação difícil está passando a MARLENE, sentindo dor de dente já há alguns dias. 

A seleção brasileira teve em SÃO PAULO demonstração de carinho. Milhares de torcedores estiveram no aeroporto de GUARULHOS para despedir-se dos jogadores que embarcaram, junto com a Comissão Técnica, para BARCELONA, onde começa a parte final da preparação para o MUNDIAL DA ÁSIA. O BRASIL tem previsto jogo–treino com o time B do ESPANYOL na quinta-feira, dia 16 e, no dia 18, sábado, há amistoso com a equipe da CATALUNHA. Antes de chegar à CORÉIA, o grupo faz parada em KUALA LUMPUR, para teste com a MALÁSIA, no dia 25 de maio.

Foi presa por porte de maconha a cantora americana DIONNE WARWICK, de 61 anos, quando embarcava no aeroporto de MIAMI.
Foi libertada, horas mais tarde, mas vai responder a processo.

2 003   :   -     SEGUNDA-FEIRA
Mais uma vez tenho o dissabor de chamar a atenção dos oficiais que trabalham comigo na Entidade que trata de palestras e aulas sobre segurança, pois alguns retiram vales em dinheiro e depois têm dificuldades para repor tais quantias, criando um déficit de caixa junto ao banco. Nesta semana isso deverá ser sanado. AMÉRICO ajuda-me nisso, mas a obrigação de controlar as somas de dinheiro é do VICTÓRIO.
Passo correndo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois tenho reunião do CONSELHO CÍVICO CULTURAL da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. Retorna à Presidência FRANCISCO GIANNOCCARO. Estão presentes: VIVIANO FERRANTINI (secretário), VALDIR ABDALLAH, ROBERTO MATEUS ORDINE, CORONEL PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, OG POZZOLI, doutora NELLY M. F. CANDEIAS, JOÃO CARLOS MARADEI, GAETANO BRANCATI LUIGI, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, professora EDIMARA DE LIMA RODRIGUES COELHO, DANIELLA FERRAZ, CAIO CAVALCANTE,  PAULO DE AZEVEDO MARQUES. O PASTOR MARINHO vem mostrar o seu livro SÃO PAULO A MÁQUINA DE GUERRA, que ele quer lançar na praça, mas precisa de patrocinador. GIANNOCCARO traz uma mensagem do Presidente da Associação Comercial, GUILHERME AFIF DOMINGOS, no sentido de proporcionarmos uma comemoração grandiosa nos 450 anos de SÃO PAULO (em 25 de janeiro de 2004) num grande espetáculo ao ar livre no PÁTIO DO COLÉGIO; comemorarmos as datas de 9 de julho, 7 de setembro e 19 de novembro além de outras datas que vão surgindo ao longo do ano, como por exemplo o 23 de maio. A professora EDIMARA já está trabalhando em torno dos temas sobre o 9 de julho para o Concurso Escolar que será desencadeado brevemente. São organizadas comissões para os eventos citados. CAIO CAVALCANTE, assistente da Superintendência do IAMSPE – INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL – diz que está pronto a atender os ex-combatentes de 32, no Hospital do Servidor. O Dr. PAULO AZEVEDO MARQUES está trabalhando para as comemorações do CENTENÁRIO DO CENTRO ACADÊMICO ONZE DE AGOSTO, da FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO. Ele deixa comigo seus trabalhos que irão constar de um livro a ser editado na época.
Deixando a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ainda passo pelo MMDC onde tenho recados do CORONEL MENDES (não pôde ir à reunião do Conselho Cívico Cultural porque levou sua sogra ao Hospital CRUZ AZUL); Sr. MARCONDES, que deixou um recado sobre  o envio de uma revista do CREA que fala sobre o restauro do Monumento-Mausoléu; Sr. ALENCAR, FRANCIVALDO, CABO MISAEL e outras pessoas.
Em casa, MARLENE está preocupada com o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA. Não consegue manter contato com ele, que se encontra em CARAGUATATUBA. O celular está “mudo”. Pretende retornar para esse lugar amanhã.

GUSTAVO KUERTEN fez a estréia que tanto queria e precisava no MASTERS SERIES DE HAMBURGO: derrotou o argentino JUAN IGNÁCIO CHELA. Mostrou um jogo convincente, vibrou, teve garra – enfim, fez o que tinha planejado para a semana na ALEMANHA.

RICARDO OLIVEIRA, do SANTOS, foi submetido a uma ressonância magnética e deverá ficar afastado do futebol por, no mínimo, um mês. Ele sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito na derrota por 2 a 0 para o CRUZEIRO, no sábado, dia 10, na VILA BELMIRO.

Após denúncia anônima, a polícia prendeu a comerciante VILMA MARTINS DA COSTA, acusada de roubar dois bebês na maternidade e criá-los como se fossem seus filhos. Ela estava escondida debaixo do sofá da sala da casa de uma amiga, em APARECIDA DE GOIÂNIA. A chegada de VILMA à delegacia foi tumultuada porque as pessoas queriam agredi-la. Ela chegou algemada e carregada por quatro policiais, porque se sentia mal. Foi levada ao hospital e acabou internada na UTI para que os demais pacientes não a agredissem.

Um ex-diretor do Sindicato dos Motoristas de SÃO PAULO denunciou hoje ao SPTV, da Rede GLOBO, um esquema de corrupção dentro da entidade. MARCOS ANTÔNIO COUTINHO DA SILVA disse que diretores do sindicato receberiam propina de donos de empresas de ônibus para realizar greves na cidade. Segundo ele, o valor variava de acordo com a greve. “Uma greve para reivindicar salário, por exemplo, variava de oitocentos mil reais a um milhão ou um milhão e meio”, disse. EDIVALDO SANTIAGO, presidente do Sindicato dos Motoristas, nega o recebimento de dinheiro e diz que vai processar SILVA. A Justiça determinou a quebra de sigilo bancário de EDIVALDO e de dois diretores do sindicato.

FÁBIO PAULINO, o BATORÉ, vai para a cadeia comum. Ele seria levado entre hoje e amanhã para o Centro de Detenção Provisória do BELÉM. A posse de um revólver calibre 38, um documento falso e 451 gramas de maconha, além da companhia de adolescentes, são os argumentos da polícia para que o criminoso não volte para a FEBEM, de onde fugiu em 12 de abril com outros 120 internos. Isso rendeu a BATORÉ, de 19 anos, as acusações de tráfico de drogas, falsidade ideológica e corrupção de menores, pelas quais foi autuado em flagrante.

Foi absolvido da acusação de falsificação de documentos públicos  o empresário WILLIAM SOUZA, denunciado pela CPI DO NARCOTRÁFICO como um dos chefes de uma quadrilha que agia em SÃO PAULO e no MARANHÃO.

Em reunião, nesta segunda-feira, em SÃO PAULO, a direção do PT colocou os radicais na parede e abriu um procedimento na sua Comissão de Ética que pode terminar com a expulsão dos deputados JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, o BABÁ, e LUCIANA GENRO e da senadora HELOÍSA HELENA. Por 13 votos a 7, a executiva nacional do partido concluiu que os três parlamentares “ultrapassaram o mero direito à opinião” e tomaram “atitudes de franca quebra de unidade de ação do partido”, de oposição sistemática”, nesse período de debate da reforma da Previdência e seu ponto mais polêmico: a taxação dos servidores inativos.

DETERMINADO pelo ministro WALDIR PIRES, a pedido do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o envio de uma força-tarefa para apurar as denúncias de desvio de cerca de 50 milhões de reais pela prefeitura de PORTO SEGURO. Suspeita-se que o prefeito UBALDINO JÚNIOR tenha liderado um esquema para desviar verbas federais por meio de licitações fraudulentas e obras superfaturadas.

APREENDIDA a carteira de motorista do piloto colombiano de FÓRMULA 1, JUAN PABLO MONTOYA, de 27 anos, após ter sido flagrado em sua BMW a 204 km/hora numa estrada da RIVIERA FRANCESA, onde a velocidade permitida é de 130km/hora.
   
Pelo menos 41 pessoas morreram e 110 ficaram feridas, hoje, num atentado suicida com caminhão-bomba contra o edifício da administração russa na cidade de ZNAMENSKOYE, na república separatista da CHECHÊNIA. Foram destruídos 8 prédios e 6 casas. A explosão abriu uma cratera de quinze metros de diâmetro. Três terroristas e 6 crianças morreram. Dos feridos, 57 estavam em estado grave.

O novo interventor americano no IRAQUE, PAUL BREMER, chegou hoje a BAGDÁ com a tarefa de estabelecer na capital uma autoridade temporária viável que ponha fim ao caos e à violência que se instalaram após a queda de SADDAM HUSSEIN. “Pretendemos realizar uma transição eficaz, efetiva e bem organizada”, disse o ex-diplomata, de 61 anos, referindo-se ao plano de WASHINGTON de montar um governo provisório formado por iraquianos e confiar-lhe a administração de País quanto antes. Fazia-se acompanhar pelo comandante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, GENERAL RICHARD MYERS, e do homem ao qual vai suceder, o GENERAL DA RESERVA JAY GARNER.

12 DE MAIO DE 2004   :   -  QUARTA-FEIRA
É muito penoso discorrer sobre essas horas de velório de minha mãe, ou seja, a despedida daquela mãe carinhosa que viveu em busca da felicidade de seus dois filhos. Vê-la estendida no caixão, na despedida da vida terrena, não é fácil. O carinho dos presentes não é suficiente para sufocar a dor da separação definitiva. Mas é da vida o sofrimento e a despedida dos entes que mais queremos na Terra. Resta o conforto dos que acreditam numa outra vida, a espiritual, onde naturalmente serão esclarecidos os motivos dessas agruras que passamos. O CORONEL MENDES está de meu lado nas horas intermináveis e frias dessa madrugada. Aos poucos, no entanto, vamos vencendo o trajeto triste do velório. Ao amanhecer, começam a chegar os parentes e também aqueles que estiveram no velório na noite de 11 de maio. LUCINDA vem acompanhada de sua irmã ESMERALDA e de seu irmão JOSÉ. Comparece também o Sargento reformado ANTÔNIO NEGRETTI, acompanhado de sua esposa BINA e de seu filho JORGE. O NEGRETTI tem páginas atuantes nas minhas memórias como meu motorista na Companhia da CASA VERDE (quando eu pertenci, como capitão, ao 9º BPMM). Depois o levei para o CHOQUE, para a ÁREA CENTRO e, quando comandei o 2º BPChq, em 1987, o NEGRETTI pediu passagem para a inatividade. É muito gratificante ver pessoas como ele nessas horas de sofrimento. O Sr LOREY NOVAZZI retorna ao velório, agora para a despedida final. Com a reza do PADRE-NOSSO e breves palavras minhas, vamos conduzir minha mãe, por volta das 10:30 horas, ao túmulo da família. Lá ainda se encontram os restos mortais de tias LOURDES e ANTONIETA e de meu filho MÁRIO para serem exumados. São momentos de profunda tristeza, mas também de conforto de que para dona ALICE acabaram todos os sofrimentos desta vida. Que DEUS a tenha junto de si nessa nova vida, pois o nosso caminhar não se encerra com a despedida da vida material.
As pessoas se despedem. O Cel MENDES deverá participar hoje à tarde de uma reunião da DIRETORIA EXECUTIVA da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Deixo POÁ com o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR dirigindo o carro. Dona ESMERALDA fica em sua residência, na VILA BUENOS AIRES e retornamos para casa, acompanhado do JOSÉ, irmão da LUCINDA.
Com os olhos ardendo por ter ficado uma noite sem dormir, procuro me restabelecer nesta tarde. Recebo telefonemas de pêsames de meu primo MOACYR e do GENERAL BUENO. O meu primo fala da situação crítica em que se encontra sua mãe, minha tia COTA. Ela vai rumando a duras penas para o seu 98 º aniversário, em 23 de junho.
Também me telefona a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, doutora NELLY CANDEIAS. Fala de uma solenidade que pretende fazer em julho, homenageando JOSÉ CELESTINO BOURROUL, falecido há pouco tempo. Quer dar o nome dele à sala dos troféus de 1932. Outra homenagem que ela está programando é para o brigadeiro RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR. Marcamos a data para 6 de outubro.

O operador de máquinas AMADEUS RIBEIRO DO NASCIMENTO, de 43 anos, passou por momentos de terror provocados por três assaltantes que o colocaram no porta-malas de seu carro e depois incendiaram o veículo. Ele arrombou a porta do carro e foi salvo, ainda com parte do corpo em chamas, por guardas-civis metropolitanos em patrulha. Por volta das 14:30 horas, NASCIMENTO estava trafegando com seu TEMPRA, ano 94, quando diminuiu a velocidade na altura do número 500 da rua PADRE MANOEL CAMPELLO, em PERUS. “Um deles se passou por um pedestre pedindo uma informação. Quando parei o carro, eles me renderam, apontando uma arma contra o meu rosto”, disse NASCIMENTO. O operador foi colocado no banco de trás, ao lado de um bandido, enquanto o outro assumiu o volante. Cerca de cinco minutos depois, os bandidos colocaram NASCIMENTO no porta-malas. Os criminosos circularam por mais 30 minutos e entraram em um matagal no PARQUE ANHANGÜERA, ainda em PERUS. E, mesmo com NASCIMENTO no porta-malas, incendiaram o veículo. O grupo pretendia realizar um assalto usando o TEMPLA, mas, como o veículo estava com a gasolina na reserva, desistiu e resolveu matar o operador.

Militantes de quatro movimentos por moradia realizaram, hoje à tarde, passeata na avenida PAULISTA. A intenção do grupo de 300 pessoas era pressionar deputados federais e o Governo Federal a aprovar o projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e um fundo específico para financiar moradias populares.

Graças a ROGÉRIO CENI, que brilhou nos pênaltis e defendeu duas cobranças, o SÃO PAULO eliminou o ROSÁRIO CENTRAL e avançou para as quartas-de-final da TAÇA LIBERTADORES. No tempo normal, o TRICOLOR havia vencido por 2 a 1, com gols de GRAFITE. Já na COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS empatou em 3 a 3 com o SANTO ANDRÉ, no ABC.
O BOCA JUNIORS será o adversário do SÃO CAETANO nas quartas-de-final da LIBERTADORES. A equipe argentina derrotou o SPORTING CRISTAL, do PERU, por 2 a 1, em BUENOS AIRES. O SÃO CAETANO empatou com o AMÉRICA, no Estádio AZTECA, por 1 a 1. Os mexicanos proporcionaram cenas de selvageria ao agredirem os jogadores do AZULÃO. Ao final da partida, o goleiro SÍLVIO LUIZ foi cercado por dois adversários. BLANCO, expulso minutos antes, após dar uma cotovelada no rosto do lateral ANDERSON LIMA e NAVIA, que o tinha chutado antes de a partida acabar. A principal vítima da confusão foi o goleiro reserva FABIANO, que brigou bastante e recebeu uma pancada na cabeça e levou seis pontos. Durante a briga muitos torcedores invadiram o gramado e, por alguns minutos, colocaram em risco a integridade dos brasileiros.

De 10 a 12 de maio, tendo como palco o Auditório “ELIS REGINA”, no ANHEMBI, a DAMCO (DIRETORIA DE ASSUNTOS MUNICIPAIS E COMUNITÁRIOS), órgão da PMESP, promoveu o TERCEIRO CONGRESSO NACIONAL DA POLÍCIA OSTENSIVA E DA MULHER POLICIAL. Durante o evento, também foi comemorado o DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININO. Participaram do evento policiais militares femininos de diversos Estados do Brasil. O evento contou com um importante ciclo de palestras ministradas por especialistas. A Cel Fem PM LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA, da DAMCO, comemorou os resultados do evento. O DIA 12 DE MAIO é o DIA DA POLICIAL MILITAR FEMININO, que, por coincidência, fica perto da data das mães, o que representa a importância da mulher. O bispo dom FERNANDO e o padre MARCELO celebraram uma missa neste evento. Estiveram presentes: o Cmt Geral, Cel ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES; desembargador Dr ÁLVARO LAZZARINI, o secretário adjunto da Segurança Pública, MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA, representando o secretário SAULO CASTRO DE ABREU FILHO; o subprefeito da VILA MARIA/VILA GUILHERME, CARLOS VALDIR AYUDARTE; o Coronel WASHINGTON LUIZ GAIOTTO, comandante do CPAM-3; CORONEL RUBENS CASADO, comandante do Policiamento da Capital; doutor ALEXANDRE DE MORAIS, secretário da Justiça; MARIA PAULA GONÇALVES DA SILVA, a “MAGIC PAULA”, uma das maiores jogadoras do basquete brasileiro, atualmente trabalhando na Prefeitura Municipal de SÃO PAULO; doutora MÔNICA DE MELO; doutora ALBERTINA DUARTE; doutora MÁRCIA BUCELLI; TENENTE-CORONEL Fem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA; deputada estadual ROSMARY CORREA; MARCO ANTÔNIO RIBEIRO DE CAMPOS, assistente civil da Secretaria de Segurança Pública, representando o delegado-geral da Polícia Civil, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO; CORONEL MARCO ANTÔNIO MOYSÉS, chefe da Gabinete do Comando Geral; CORONEL Fem PM DYARSI TEIXEIRA FERRAZ (da reserva); CORONEL Fem PM MARIA DE LOURDES SILVEIRA LEITE (da reserva); ELIZETE HOLANDA, gerente da NOSSA CAIXA, agência TIRADENTES; DEMÉTRIO HOSSNE, diretor-vice-presidente do ANHEMBI; JOÃO ALEXANDRE DOS SANTOS, da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do BRASIL/SÃO PAULO.
   
Trinta e sete presos fugiram hoje de madrugada da Cadeia Pública de COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, usando um túnel cavado a partir de um vaso sanitário. Até o começo da noite, doze detentos haviam sido recapturados. Na rua JOAQUIM BARRETO, uma van branca estaria esperando os fugitivos. Um grupo de dez presos teria escapado com o veículo.

O músico LÚCIO FRANCISCO NASCIMENTO, de 41 anos, o CHIQUINHO, do grupo de pagode MOLEJO, foi ferido com quatro tiros, depois de discutir com um vizinho em ARARUAMA, no RIO, ANTÔNIO WANEIR LIMA, de 60 anos, preso em flagrante.

O humorista RONALD GOLIAS recebeu alta do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Ele estava internado desde o dia 4 de maio e foi operado por causa de um hematoma no cérebro.

O Departamento de Estado americano criticou hoje a decisão brasileira de cancelar o visto do repórter LARRY ROHTER, do NEW YORK TIMES, por ter associado o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA a consumo excessivo de bebida alcoólica. Para o órgão, a decisão “não combina com o forte compromisso do BRASIL com a liberdade de imprensa”. Declaração semelhante foi feita pela embaixadora americana no BRASIL, DONNA HRINAK. O jornal anunciou que vai recorrer à Justiça brasileira e seu editor-executivo fez reclamação áspera ao embaixador brasileiro nos EUA. LULA manifestou irritação hoje, disse que o caso deve “servir de exemplo” e anunciou que vai exigir indenização por danos morais. Congressistas tentarão amanhã fazê-lo revogar o cancelamento do visto. Jornais e sites do mundo inteiro, grande parte dos quais estava ignorando o assunto, trataram dele hoje, muitos criticando a reação do governo.
 
A decapitação de um civil americano por terroristas no IRAQUE ganhou contornos de uma nova guerra a ser enfrentada pelo presidente GEORGE W. BUSH, depois de o pai da vítima culpar o Governo dos EUA, alegando que se seu filho não tivesse sido preso no IRAQUE – sob suspeita de espionagem – teria deixado o País ocupado antes de a violência aumentar, o que teria evitado que fosse seqüestrado.

CLASSIFICADA para os JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS a Seleção Iraquiana de Futebol. A vitória de 3 a 1 contra a ARÁBIA SAUDITA, que garantiu a vaga, foi comemorada com salvas de tiros no centro de BAGDÁ. Sob o regime de SADDAM HUSSEIN, o selecionado iraquiano ficou famoso pelas sessões de espancamento a que os jogadores eram submetidos por UDAI, filho do ditador, quando perdiam partidas. Em AMÃ, na JORDÂNIA.

FALECEU uma das primeiras cartunistas da revista THE NEW YORKER, SYD HOFF, conhecida pelas crianças por ser a criadora das séries SAMMY THE SEAL e DANNY E O DINOSSAURO. Aos 91 anos, por causa de uma pneumonia.

2 005  :   QUINTA-FEIRA
O CORONEL PM ROMEU TAKAMI MIZUTANI, Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a realização da Solenidade em homenagem aos Veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932.
DATA: 12 de maio de 2005
HORÁRIO: 07,30 horas
LOCAL: Av. CONDESSA ELIZABETH ROBIANO, 750 – TATUAPÉ.
  
Para cumprir esse convite e prestigiar os heróis de 32, levanto muito cedo e, por volta das 6:10 horas estou na ARMÊNIA, aonde aguardo a chegada do CAPITÃO R/R GINO STRUFFALDI e do CORONEL MENDES. Isso logo acontece e logo estamos a caminho do CFAP. Ali, somos recepcionados por oficiais da Casa de Ensino, que nos levam ao gabinete do Comandante. Contamos com as presenças do ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, ex-combatente ALENCAR TOMAZ e família (sua esposa, seu filho ALEXANDRE), advogado CARLOS ALBERTO MACIEL ROMAGNOLI, advogada JANAÍNA, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA (é uma grata surpresa notar a presença do nosso antigo associado, que, por rusgas com o Sr MARCONDES, afastou-se da Sociedade há anos), vários outros veteranos, bem como convidados pelo CFAP, de comum acordo com o MMDC. CORONEL MIZUTANI e seu sub-cmt MAJOR PM MACAMBIRA, são muito atenciosos para com os ex-combatentes, organizando um local adequado para a permanência deles durante a cerimônia.
GINO STRUFFALDI, presidente eleito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebe a continência da tropa formada, em companhia do CORONEL MIZUTANI. Depois se dá a outorga da Medalha MMDC a dez integrantes do CFAP: CAPITÃO PM HERODES JACIONÍLIO MIRANDA, 1º TENENTE PM AILTON CRISPIM, 1º TENENTE PM FLÁVIO TADEU PEREIRA BATISTA, 1º TENENTE PM AFFONSO JOÃO RUPEREZ, 2º TENENTE PM MAURÍCIO AFFONSO MARQUES, 1º SARGENTO DANIEL DA SILVA PERES; 2º SARGENTO Fem PM MARLEY MARTINS DE ALBUQUERQUE, 2º SARGENTO JOSUÉ LEANDRO DE ARAÚJO, 3º SARGENTO WILSON CARLOS PEREIRA, 3º SARGENTO CARLOS ALBERTO PEREIRA AMORIM. São 670 cabos, alunos sargentos, que estão formados para o evento. Após o desfile, todos são convidados para um café da manhã, onde podemos conversar com os oficiais da Casa e ao mesmo tempo anunciar o novo Comandante do Exército Constitucionalista, que tomará posse em 9 de julho, o ex-combatente ALENCAR TOMÁZ. Ele aceita o cargo depois de consultar sua família. O TENENTE TOSI tem especial desempenho na realização dessa singela homenagem aos veteranos de 32, na comemoração do “DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA”, uma deferência aos heróis MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO.
Saindo do CFAP, com o CORONEL MENDES, fico no metrô CARANDIRU. Passo pela AORRPM, onde estão reunidas as lideranças das Associações Civis e Militares para mais uma discussão da Campanha Salarial, liderada pelo CORONEL CRUZ. Ali, cruzo com o novo Presidente da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR, CORONEL PM Res LUIZ CARLOS DOS SANTOS; com o CORONEL PM Ref HAMILTON SILVEIRA; TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM e muitos outros oficiais. Devo retornar às 15 horas para uma reunião com a CORONEL Fem PM Ref HILDA MAGRO, a fim de tratar da solenidade de 19 de maio.
Apressadamente, passo pelo MMDS. Ali, almoço com os oficiais e discutimos muita coisa que eles precisam fazer pela entidade. A reunião com a CORONEL Fem PM HILDA MAGRO vai acontecer na hora marcada. Acertamos todos os detalhes para o evento de 19 de maio. O CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO fará uma palestra intitulada “O MMDC E O TÚNEL NOVE DE JULHO”.

Passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr MARCONDES aguarda-me. Ele discute alguns pontos de vista para o 23 de maio, no IBIRAPUERA, com relação às entregas de Medalhas. Neste ano, face ao esfacelamento da Diretoria Executiva e a saída de dona CÉLIA e do VASCO, do MMDC, muita coisa ainda está para ser arrumada. As funcionárias MÔNICA e LUCIENE fazem o possível para ajudar, mas acontecem alguns erros. Por exemplo, os ofícios de Outorga da Medalha MMDC estão com datas e locais errados. Como todos já estavam feitos, a MÔNICA tem um trabalho dobrado para corrigir tudo. Ali permaneço até tarde. Ainda volto ao MMDS e, por volta das 17:30 horas, inicio uma viagem para POÁ, a fim de assistir a missa de primeiro aniversário por intenção da alma de minha mãe.
Vou embarcar na LUZ e, de metrô, vou até essa estação. Depois, pela primeira vez, faço baldeação para a CPTM. Aí, tenho de viajar de pé até a estação de GUAIANAZES. Nova baldeação e nova viagem de pé. Chego em POÁ quase às 19 horas. Logo encontro na rua 26 de março com meu irmão CARLOS. Vamos à escola MULTICURSOS NOBEL, onde está o ADALVO. Minha filha MARIZETE também já está pronta para ir à igreja NOSSA SENHORA DE LURDES. Estou cansado e assisto a missa num misto de tristeza e tédio. Não entendo muito o que fala o padre e apenas a lembrança de minha mãe é o suficiente para me deixar angustiado e bastante amargurado nesta noite. Ali encontramos a ELVIRA, a CIDA e muita gente conhecida de POÁ.
Terminada a missa, vamos tomar um café na casa da MARIZETE. Ela e o ADALVO e o FELIPE estão morando na residência que era de minha mãe. No porão da casa, totalmente remodelado, foi construída uma cozinha. Mas não quero embarcar tarde e logo me despeço deles. TIA IRENE surge quando já estou de partida. ADALVO me acompanha até a estação. Conversamos rapidamente sobre o meu interesse de vender o terreno que tenho em POÁ e o meu irmão está interessado na compra do mesmo. Quero “esquecer” POÁ. Não é minha idéia ter qualquer bem nesse local, de tristes recordações. Aguardo apenas o momento certo para negociar a minha parte na herança deixada pela minha mãe.
Faço uma viagem de retorno bastante desiludido com essa parte de minha existência. Depois do falecimento de minha mãe, quando se romperam os elos que eu tinha com POÁ, é com muita tristeza que retorno a essa cidade. Apenas alguns poucos parentes ainda me ligam a terra onde nasci. Ali passei minha infância e adolescência. Depois, a perda dos parentes, culminando com a morte de minha mãe, deixou um grande vazio com relação à POÁ.
Chego tarde em casa. Ainda vou digitar alguns acontecimentos no computador. Minhas memórias são uma parte relevante de minha existência e quero registrar todos os acontecimentos.

O PALMEIRAS começou pressionando, chutou duas bolas na trave, mas não saiu do 0 a 0 com o CERRO PORTEÑO. Agora o PALMEIRAS enfrenta o SÃO PAULO nos dias 18 e 25 de maio, pelas oitavas-de-final da LIBERTADORES. O SANTO ANDRÉ venceu o DEPORTIVO TÁCHIRA por 6 a 0, no ABC, mas está desclassificado.

Enquanto RONALDO gargalhava sem parar e brincava com os colegas de bola no treino do REAL MADRID, DANIELLA CICARELLI chorava em SÃO PAULO e precisou pedir colo à amiga BIA AYDAR. “Estou triste, claro, me separei”, disse ela, na porta da MTV. Disse ainda que seu amor “não acaba do dia para a noite”. Antes de ir trabalhar, DANI recebeu BIA em casa e foi com ela à agência de publicidade MPM. “Ela me pediu colo e fui para o apartamento dela. Achei natural, sou madrinha de casamento de CICARELLI que está triste e não tem ninguém da família aqui em SÃO PAULO”, disse BIA AYDAR.

SANDRA CLEMENTE, 45 anos, foi libertada pela polícia, em uma chácara em MAIRINQUE, depois de uma denúncia anônima. Não houve pagamento de resgate. Os policiais do GRUPO ANTI-SEQÜESTRO invadiram o sítio sem saber que se tratava da mãe de LUÍS FABIANO. Um homem que vigiava a refém conseguiu fugir. “Nasci de novo”, disse SANDRA. Ela foi seqüestrada no dia 11 de março, por dois homens, em CAMPINAS. Este é o quarto caso de mãe de jogador de futebol seqüestrada em seis meses em SÃO PAULO. “Agradeço à imprensa por se manter afastada”, declarou FABIGOL.

INDICIADO o delegado pernambucano MANOEL CANTO, acusado de cobrar propina no valor de 500 mil reais para liberar integrantes de uma quadrilha paulista de assaltantes de condomínio e prédios de luxo. Ele confirma ter feito a negociata, mas com o objetivo de provar que a quadrilha era poderosa. No RECIFE, PERNAMBUCO.

AUTORIZADA a quebra de sigilo fiscal de 1996 a 2005 e a abertura de inquérito contra o presidente do BANCO CENTRAL, HENRIQUE MEIRELLES, pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria-Geral da República, devido ao seu suposto envolvimento em crime contra o sistema financeiro, crime eleitoral e evasão fiscal. Recentemente, MEIRELLES ganhou status de ministro.
  
EDDIE BARCLAY, o magnata francês da indústria fonográfica, morreu nesta noite, em PARIS, aos 84 anos, vítima de uma parada cardíaca. Célebres artistas, como CHARLES AZNAVOUR, JACQUES BREL, LÉO FERRÉ, DALIDA, MIREILLE MATHIEU e EDDY MITCHELL, foram descobertos pelo caça-talentos francês, que importou a tecnologia do disco de vinil dos EUA, em 1955.

A atriz e cantora sueca de jazz, MÔNICA ZETTERLUND, que atuou e gravou com a lenda do piano BILL EVANS, em 1960, morreu em um incêndio no flat onde morava em ESTOCOLMO. Como atriz, um dos destaques de sua carreira foi a atuação em 1972 com LIV ULLMAN em “THE EMIGRANTS”. MÔNICA nasceu em 1937. Como cantora, seu primeiro hit popular foi “WALKING MY BABY BACK HOME”.

EXECUTADO o assassino em série MICHAEL ROSS, que estuprou e matou quatro meninas nos anos 1980. Ele provou que é mentalmente são e pediu para apressar a própria morte, na primeira execução em 45 anos no nordeste dos EUA. Recebeu injeção letal, no dia 12, em SOMMERS.

DESMASCARADO por um historiador, o espanhol ENRIC MARCO, que por 30 anos se passou por sobrevivente do campo de concentração de FLOSSENBURG, na ALEMANHA. MARCO, que escrevia livros e fazia palestras, diz que mentiu para ganhar atenção. Na ESPANHA.

2 006    :   -    SEXTA-FEIRA
Um fato desagradável acontece com o CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. Quebra o carro quando ele está a caminho do serviço. Precisa chamar um guincho. O JOÃO sofreu um duro golpe quando soube que precisaria trabalhar mais cinco meses. Aguardava com muita ansiedade a sua reforma em 3 de maio e, nesse dia, tomou conhecimento que a contagem de tempo de serviço estava errada. Nesses dias após o 3 de maio seu comportamento é de tensão e descontentamento. Isso acarreta uma onda negativa onde tudo lhe acontece. Não se conforma em ter de prestar mais cinco meses de serviço para a Polícia e trabalha de mau humor e sob pressão. Um fato como o de hoje é motivo para se descontrolar. Sua mãe está muito preocupada com o que ainda poderá acontecer.

Uma solenidade cívico-militar marca, em CUMBICA, GUARULHOS, a comemoração do 65 º aniversário da BASE AÉREA DE SÃO PAULO (BASP) e o 37º aniversário do 4º ESQUADRÃO DE TRANSPORTE AÉREO (ETA), ESQUADRÃO CARAJÁS. O CORONEL AVIADOR LUÍS ROBERTO DO CARMO LOURENÇO, que está completando três semanas no comando da BASP, disse considerar um orgulho poder comemorar os 65 anos da instituição. Está presente o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO, além de inúmeros convidados: WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI, TENENTE-CORONEL ILDEFONSO FALCÃO, TENENTE-CORONEL PIETO PAULO GALDONI JÚNIOR, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR FLÁVIO DOS SANTOS CHAVES, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica, CORONEL AVIADOR CARLOS ALBERTO DA ROCHA MOREIRA, chefe do Estado Maior do IV COMAR, e também os veteranos de CUMBICA.
 
O Comandante do 2 º Batalhão de Polícia de Choque tem a honra de convidar Vossa Senhoria e Digníssima família para assistirem à solenidade alusiva ao 72º Aniversário da Unidade, a ser realizada às 10:00 horas do dia 12 de maio de 2006, à rua Dr JORGE MIRANDA, 367, LUZ-SP
LUÍS FERNANDO TARIFA SERPA
Ten Cel PM Comandante
     
Para essa solenidade, numa manhã chuvosa, saio de casa às 9 horas. No 2º BPChq, logo na entrada do batalhão que comandei em novembro/1986- fevereiro/1988, vou encontrar o Cmt Geral, CORONEL PM ELIZEU ECLAIR TEIXEIRA BORGES, que aguarda a chegada do Governador CLÁUDIO LEMBO. O CORONEL PM Ref DILTON CARVALHO DE SOUZA é o segundo oficial que cumprimento. Ele também comandou essa Unidade. E, daí por diante, surpreendo-me pela maior presença de autoridades que já vi neste batalhão. Explica-se: tanto o governador como vários secretários de Estado, inclusive o Secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, receberão a medalha do 2º BPChq – “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS” - Antigos comandantes estão presentes, como é o caso do CORONEL PM Ref NEY VIEIRA DE ALMEIDA, que se faz acompanhar de sua esposa, dona NANCY. Citar todos os presentes é praticamente impossível, mas alguns deles posso lembrar: Deputado Federal ARNALDO FARIA DE SÁ, Secretário de Segurança Adjunto MARCELO MARTINS DE OLIVEIRA, CORONEL PM Ref ERNANI BENEDITO DE TOLOSA; CORONEL PM Res JOSÉ VASCONCELLOS FILHO, CORONEL PM Res GÉRSON REZENDE, CORONEL PM Res TOMAZ ALVES CANGERANA (atual Superintendente da Caixa Beneficente), CORONEL PM Res EDILBERTO FERRARINI, CORONEL PM Res RAIL, CORONEL PM Ref ROBERTO SALGADO; CORONEL PM JUIZ ANTÔNIO AUGUSTO NEVES, CORONEL PM Res UBIRATAN GUIMARÃES (deputado estadual), CORONEL PM Res ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES (ex-Cmt Geral), CAPITÃO PM Res ROBERVAL CONTE LOPES (também deputado estadual), doutora ROSMARY CORRÊA (deputada estadual), TENENTE-CORONEL PM LUÍS FERNANDO TARIFA SERPA (atual Comandante do 2º BPChq), TENENTE-CORONEL PM ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE (Comandante do 1º BPChq), TENENTE-CORONEL PM EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE ALMEIDA (Comandante do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”), MAJOR PM ANDRIOLI (sub-comandante do Regimento), MAJOR MONTE OLIVA, Juiz do TJM IVANIR FERREIRA CASTILHO, JUIZ ÁLVARO LAZZARINI, CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA, veteranos da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.   
Os oficiais e praças envolvidos no policiamento durante o jogo CORINTHIANS e RIVER PLATE, onde atuaram com lisura e alto profissionalismo, são condecorados pelo próprio governador CLÁUDIO LEMBO. Embora um chuvisqueiro fino teimasse em cair, as autoridades recebem a Medalha “BATALHÃO DE EXPEDICIONÁRIOS PAULISTAS”. Assisto essa solenidade com saudades do tempo que comandei essa Unidade de elite da Polícia Militar e, naturalmente, me orgulho com a projeção do Batalhão no cenário estadual.
Terminada a solenidade, ainda converso com a CORONEL Fem PM FÁTIMA DUTRA, que responde pela CASA MILITAR, a respeito de uma audiência que o presidente GINO STRUFFALDI tenta marcar com o Governador CLÁUDIO LEMBO. O GINO quer convidar o governador para ir à solenidade do 23 de maio.
Com AMÉRICO e FÁBIO, vou para a reunião do MMDS. Tenho de ser breve na distribuição de missões porque o CORONEL MENDES está à minha espera na Sociedade. Passo pela AORRPM, onde entrego ao CORONEL PM Ref JORGE GONÇALVES, o convite para o 23 de maio.
Recebemos a visita do TENENTE-CORONEL ILDEFONSO FALCÃO, Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército. Ele é o responsável pela reforma da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Conversamos sobre a solenidade marcada para o dia 26 de maio, quando o seu batalhão homenageará o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA. FALCÃO nasceu em JOÃO PESSOA e ele tem parentesco com JOSÉ DANTAS (que foi quem assassinou o então presidente da PARAÍBA, em 1930). Conta os lances desse assassinato e as conseqüências políticas.
Ainda estou na Sociedade quando recebo um telefonema da LUCINDA. Conta que o carro do JOÃO foi consertado pelo seu amigo ANDRÉ. Aí vem a parte pior. Estava a caminho do 43º BPMM quando novamente quebra o veículo e, novamente, também chama o guincho. A situação do JOÃO é tão grave que ele mesmo pensa em se internar na primeira enfermaria do Hospital Militar. Tudo se complicou ainda mais porque um tenente chamou-lhe a atenção por não ter ido ao quartel pela manhã. Mas isso já aconteceu. O JOÃO já esteve internado na primeira enfermaria e esse não é o caminho para resolver os seus problemas. Está difícil ele entender que precisa tirar mais cinco meses de serviço para a aposentadoria. O carro chega agora à noite. Amanhã, sábado, irá ver a parte elétrica, que causou a segunda parada.
Recebo um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Doutora NELLY CANDEIAS irá comparecer amanhã na LOJA MAÇÔNICA ROMA e está atrapalhada com o horário de regresso, pois está sem carro. 

As equipes que escavam o túnel entre a Estação IMIGRANTES e a futura ESTAÇÃO ALTO DO IPIRANGA, da LINHA 2 – VERDE, do metrô, encontraram-se hoje pela manhã. Chamado de “vazamento de túneis” pela área técnica da empresa, o encontro das escavações ocorreu entre a Estação IMIGRANTES e a rua SALVADOR SIMÕES, no IPIRANGA. Segundo o Secretário dos Transportes Metropolitanos, JURANDIR FERNANDES, a junção dos túneis ocorreu de acordo com o cronograma da obra. Ele contou que, a pedido do governador CLÁUDIO LEMBO, tenta adiar a entrega da estação para outubro. A previsão inicial era para 5 de novembro. “Agora temos 10 km de túnel, entre a VILA MADALENA e o IPIRANGA”. O túnel será impermeabilizado e terá cobertura de PVC. 

Dez dos criminosos mais perigosos do Estado, ligados à facção PCC, foram transferidos de penitenciárias do Interior para a sede do DEIC, em SANTANA, na zona norte, hoje à noite, provocando uma violenta reação da facção. A intenção da polícia é ouvir os detentos sobre ações da facção. Outros seis estavam a caminho da Capital. Entre os detentos está o chefe do PCC, MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA. Em resposta, a facção promoveu rebeliões e atentados a bases da polícia. Cinco policiais teriam sido mortos e outras dez pessoas feridas. Detentos das penitenciárias de AVARÉ 1 e IARAS iniciaram, simultaneamente, duas rebeliões, mantendo, em cada uma delas, 12 reféns. Nas duas unidades, o PCC é maioria. Os motins seriam protestos contra a ida dos líderes do crime organizado à Capital. Nesta noite, em uma ação supostamente ligada a facção criminosa, pelo menos três bases da PM e dois distritos policiais foram metralhados, todos na zona leste. Houve ataques também em OSASCO, BARUERI, JANDIRA e CUBATÃO. O 55º DP (PARQUE SÃO RAFAEL) foi metralhado e o 54º DP (CIDADE TIRADENTES) atingido por tiros de pistola. Não houve feridos nesses dois atentados. No JARDIM ELBA, um soldado e uma mulher teriam sido baleados no ataque a uma base da PM do 19º BPMM. Em uma unidade do 38º BPMM outros dois PMs foram baleados. Na rua CLODOMIRO AMAZONAS, no ITAIM BIBI, um policial civil foi morto. Em JANDIRA, dois guardas-civis foram mortos. SIDNEY DE PAIVA ROSA e ANTÔNIO CARLOS DE ANDRADE foram assassinados a tiros no patrulhamento. ROSA foi atingido por seis disparos. Em BARUERI atentado foi à delegacia da cidade. Um PM foi morto em SÃO MATEUS e outro em OSASCO. Às 19 horas, o quarteirão em torno do DEIC foi isolado para a chegada dos líderes do PCC. Ruas foram bloqueadas e o trânsito ficou complicado. Dezenas de policiais armados com fuzis, metralhadoras e pistolas cercaram o prédio. Os bandidos ficaram em celas do DEIC e serão ouvidos nos próximos dias. As rebeliões em IARAS e AVARÉ tiveram início por volta das 16:30 horas e a suspeita é de que tenham sido orquestradas por celular para garantir simultaneidade. IARAS tem capacidade para 792 presos e abriga 435. AVARÉ 1, que estava em reformas, tem capacidade para 520 presos e abriga 154. Hoje pela manhã, a rebelião na Penitenciária de VALPARAÍSO terminou após 46 horas, quando os últimos 11 reféns foram soltos.

ÉDNA EMÍLIA MILANI, de 24 anos, foi condenada a 132 anos de prisão, na madrugada de sexta-feira, por participação em cinco homicídios, duas tentativas e um aborto. O crime ocorreu em março de 2002, em BATATAIS, a 355 km de SÃO PAULO. As vítimas eram da família do namorado de ÉDNA (CARLOS FABIANO FACCION, de 28 anos), que também é acusado de participar da chacina e aguarda julgamento preso. Ela, o namorado e um adolescente, de 16 anos, teriam invadido a casa quando todos dormiam e mataram a golpes de barra de ferro e facadas o pai e a mãe de CARLOS e três de seus irmãos. Outros dois irmãos levaram golpes na cabeça e ficaram com seqüelas. 

FALECEU o ex-procurador e ex-diretor geral da Assembléia Legislativa de SÃO PAULO e ex-presidente do Conselho da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SÃO PAULO, JOSÉ CARLOS REIS LOBO. O corpo será trasladado para a cidade de GUARATINGUETÁ, onde o enterro realizar-se-á no dia 13. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 19 de maio, às 20 horas, na Igreja de SÃO JUDAS TADEU.

SUSPENSA pelo desembargador JOSÉ MOTA FILHO, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RIO DE JANEIRO, pouco antes do fechamento desta edição, a ordem da 31ª Vara Cível daquele Estado que determinava que VEJA publicasse direito de resposta do senhor ANTHONY GAROTINHO. O pedido do marido da governadora fluminense ROSINHA GAROTINHO fora motivado pela matéria de capa a seu respeito da edição de 3 de maio de VEJA. No RIO DE JANEIRO.

QUEBRADO por JUSTIN GATLIN o recorde dos 100 metros rasos com o tempo de 9s76. O recorde anterior, 9s77, era do jamaicano ASAFA JONES. GATLIN, americano de 24 anos, ganhou a medalha de ouro na prova em ATENAS 2004. Em DOHA.


Uma gigantesca explosão de um oleoduto nos arredores de LAGOS, a principal cidade da NIGÉRIA, matou entre 150 e 200 pessoas quando ladrões furaram um cano para roubar combustível e vender no mercado negro. Cerca de cem corpos irreconhecíveis ficaram espalhados pela areia da praia onde ocorreu a tragédia, a quarta do gênero desde 2000.

Um dia depois de acusar a PETROBRÁS de sonegação e contrabando, o presidente boliviano EVO MORALES voltou atrás e disse que não disse o que disse. Em VIENA, onde ele o presidente LULA estão para uma reunião de cúpula dos países europeus e latino-americanos, ele se desmentiu assim: “Eu disse que vamos investigar se as empresas petroleiras pagam ou não pagam impostos, se fazem contrabando ou não. Isso está sujeito a investigação. Eu disse que há denúncias contra algumas empresas. Não falei da PETROBRÁS”. Ele também insistiu em que “as negociações e o diálogo” em torno da nacionalização das reservas e do comércio de gás estão sempre abertos. Sustentou que seu governo “não está expulsando” a PETROBRÁS do país e culpou a imprensa brasileira por tentar provocar tensões entre ele e LULA. O presidente LULA e EVO se encontram amanhã para um café da manhã de trabalha em VIENA. 

2 007    :      -     SÁBADO
Passo uma boa parte deste sábado em minha biblioteca. O mês de maio está apresentando um trabalho intenso na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por causa do JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista. A semana que entra também oferece uma série de cerimônias, além de outros contatos, como, por exemplo, a palestra marcada para o dia 15, no COLÉGIO TOBIAS DE AGUIAR.
No computador, registro os fatos principais dos últimos dias e consigo colocar em dias os apontamentos.

A atriz VIVIANE ARAÚJO pôs fim à relação de nove anos com o cantor BELO. Ela deixou a casa em que viviam no RECREIO, no RIO DE JANEIRO, e disse que agora quer cuidar de sua carreira artística. O motivo da separação foi a traição do cantor, que teria saído com a dançarina GRACIANE BARBOSA.

O PAPA BENTO XVI quebrou o protocolo e deixou eufóricas as 6 mil pessoas que acompanhavam a visita à FAZENDA DA ESPERANÇA, em GUARATINGUETÁ. O pontífice desceu do palco ao final da cerimônia, cumprimentou e abençoou dezenas de jovens.
O PAPA foi à fazenda para ver de perto o projeto idealizado pelo frei HANS STAPEL para recuperar dependentes químicos. Em seu discurso, aproveitou para dar um recado aos traficantes. Pontualmente às 11 horas, BENTO XVI subiu ao palco e acabou com a expectativa dos cerca de 2,5 mil internos e 3,5 mil convidados que o aguardavam. Antes de aparecer ao público, o pontífice participou de um encontro com 160 irmãs CLARISSAS na capela dedicada a FREI GALVÃO e SANTA CRESCENZA. Após subir ao palco, o pontífice assistiu às apresentações musicais dos internos e ouviu depoimentos de cinco recuperados. A cada história, o PAPA fazia questão de se levantar para saudar o recuperado. O público ficou sensibilizado com o gesto e vibrou com o PAPA.
No período de cerca de uma hora em que esteve no palco da fazenda, o PAPA BENTO XVI recebeu alguns presentes, como um terço de cristal, e abraçou crianças. No final, doou 100 mil dólares (cerca de 200 mil reais) e mais uma imagem de santa para a Fazenda da Esperança.
O FREI HANS STAPEL fez pedidos ao PAPA durante a visita. “Vamos conversar em alemão e ninguém vai entender”, disse. Ele pediu que o pontífice caminhasse entre os jovens, pois, segundo o frade, é muito mais fácil para os garotos lembrarem de ter tocado o PAPA do que rememorar as palavras pronunciadas no  evento.
Contrariando recomendações da segurança, o PAPA desceu do palco, caminhou em direção ao público por meio de um corredor separado por grades em um trajeto de 100 metros. No caminho, apesar do empurra-empurra entre as pessoas que queriam se aproximar, não houve problemas. Apenas quando já estava de volta ao palco, uma mulher tentou abraçá-lo, mas foi prontamente impedida pela segurança. 

Foram três ondas de terror contra o poder público, de 12 de maio a 10 de agosto de 2006. Na contabilidade oficial, 1.325 ataques, com 55 agentes de segurança, 7 civis e 110 criminosos mortos. Atentados que criaram um clima inédito de pânico. Um ano depois da ofensiva, autoridades paulistas ainda não sabem ao certo qual o tamanho do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL. Mesmo com o isolamento de 360 dias impostos ao seu líder, MARCOS CAMACHO, o MARCOLA, o PCC mantém o controle do sistema prisional. E se fortalece fora dele, com política assistencialista inspirada em traficantes cariocas.
O Secretário da Segurança, RONALDO MARZAGÃO, diz que a polícia tem o PCC sob controle, tanto que prendeu 116 de seus integrantes nestes doze meses, e monitora até as iniciativas assistencialistas. Diz que autoridades têm conseguido sufocar o poderio econômico do PCC, montado à base de “contribuições” de presos, extorsão de perueiros e do tráfico de drogas.
O tráfico é a mina de ouro do PCC. O mapa dessa mina está sendo rastreado aos poucos. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras do governo federal apurou que, de novembro de 2005 a setembro de 2006, a facção movimentou pelo menos 36 milhões de reais em contas de 260 pessoas. Em outra investigação, a polícia paulista identificou, em dezembro, 44 postos de gasolina controlados pela quadrilha no ABC.
O Estado não desmontou o poder do PCC nas cadeias, mas tem tido algum sucesso no cerco à entrada de celulares nelas. Embora não haja dados para comparar o período pré e pós ataques, a percepção das autoridades é de que houve queda nas apreensões. Só nas 35 cadeias do oeste paulista, onde estão os líderes do PCC, foram encontrados 2.520 celulares em 2006. De janeiro a abril deste ano, foram cerca de 350.      

A Polícia Federal em GOIÁS prendeu hoje onze pessoas acusadas de fraudar exames da Ordem dos Advogados do BRASIL – Seção de GOIÁS (OAB-GO). Entre os presos, estão cinco funcionários da instituição, incluindo o presidente da comissão do exame, ELÁDIO AUGUSTO AMORIM MESQUITA, e o vice, PEDRO PAULO GUERRA DE MEDEIROS, além do tesoureiro JOÃO BEZERRA CAVALCANTE.

O brasileiro FELIPE MASSA deixou o bicampeão mundial FERNANDO ALONSO para trás e vai largar na POLE POLITION no GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA, que será disputado amanhã, no circuito da CATALUNHA. A corrida, a quarta do Mundial de F-1, marcou a sexta pole de MASSA, que igualou o número de largadas na frente do bicampeão mundial ÉMERSON FITTIPALDI.
FERRARI e McLAREN também dominaram a segunda fila. KIMI RAIKKONEN vai largar em terceiro, seguido o inglês LEWIS HAMILTON. Já RUBENS BARRICHELLO foi mal com a HONDA e larga somente na 12ª posição. Outra equipe que foi bem no treino foi a BMW: ROBERT KUBICA cravou o quinto tempo, e NICK HEIDFELD o sétimo. Entre KUBICA e HEIDFELD está JARNO TRULLI.

O ex-vice-presidente dos ESTADOS UNIDOS e defensor de causas ecológicas, AL GORE, anunciou, neste sábado, o RIO DE JANEIRO como cidade latino-americana que irá sediar o show LIVE EARTH, idealizado para alertar o mundo sobre a ameaça do aquecimento global. Ao lado da apresentadora XUXA, ele revelou que o evento acontecerá simultaneamente em sete cidades do mundo, em 7 de julho. Em sua passagem pelo País, o astro do filme UMA VERDADE INCONVENIENTE fez uma alerta aos brasileiros: “Há pouco tempo o BRASIL teve seu primeiro furacão, o CATARINA, algo que pensávamos impossível”.

Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um conflito entre partidários do governo e membros da oposição, hoje, em KARACHI, ao sul do PAQUISTÃO. O confronto – considerado o mais violento em anos no país – aconteceu quando o juiz suspenso da Suprema Corte, IFITIKHAR MOHAMMED CHAUDHRY, chegou à cidade para se encontrar com seus partidários.

O físico GEORGI LUCKI, de 71 anos, foi assassinado ontem à noite na porta de sua casa, na LAPA, durante um assalto. Três criminosos tentaram roubar o carro da filha do cientista, que abriu o portão no meio da ação e foi baleado. O caso aconteceu por volta das 21 horas. LUCKI ainda foi levado para o hospital METROPOLITANO, mas não resistiu.
O físico era um dos maiores especialistas do País na área de danos de irradiação nuclear. Nos últimos anos, o cientista participava de inspeções nas usinas de ANGRA DOS REIS e desenvolvia uma cápsula capaz de indicar a deterioração do material usado nos vasos de usinas nucleares ao logo dos anos.

2 008     :    -     SEGUNDA-FEIRA
Cansado pelas atividades desenvolvidas no domingo, perco a hora nesta manhã e, com isso, não consigo colocar em dia as minhas memórias. Logo tenho de partir para a cidade de SÃO PAULO. Na Sociedade, vejo a funcionária MARINEI tratando de envelopar os convites para 19 e 23 de maio, que serão remetidos para os nossos associados. Além disso, ela já confeccionou os ofícios de outorga da Medalha MMDC para as autoridades que serão galardoadas em 23 de maio, no IBIRAPUERA.
COLOMBO quer contar para mim como está desenvolvendo o seu serviço na UNIFESP, em DIADEMA. Almoço com ele nesta oportunidade. Apenas está conosco o RONALDO.
No MMDC, o CÁSSIO MARTIN traz o “cript” sobre o evento que aconteceu em 2007 em PIRITUBA, a encenação do 23 de maio. Recebemos a visita do Sr ÁLVARO, uma das pessoas que receberá a Medalha MMDC no dia 23. Ele é o vice-presidente da União dos Escoteiros do Brasil/SP.
O GINO está ansioso para ir à Associação Comercial quando chegam o ROMAGNOLI e a JANAÍNA. Não podemos conversar muito com eles. A presidente do núcleo de GUARULHOS quer levar o convite do “DIA DA JUVENTUDE” para o presidente do Tribunal de Justiça.
A Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial tem como principal assunto a solenidade marcada para o dia 19 de maio, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Os convites são distribuídos e nós pedimos o empenho de todos para que essa solenidade seja histórica. Estão presentes nessa reunião: FRANCISCO GIANNOCCARO, coordenador; CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, como secretário “ad hoc”, face o impedimento de VIVIANO FERRANTINI; ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, CÉLIA CÂNDIDA MARCONDES SMITH, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, FRANCES DE AZEVEDO, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, JORGE LUIZ DA COSTA, MAJOR PM Ref PÍCOLI, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, VALDIR ABDALLAH.

GIANNOCCARO também expõe os esforços que estão sendo feitos para uma cerimônia de entrega do COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH em 7 de julho, no Tribunal de Justiça. Fala-se também no 23 de maio, quando lembraremos a morte de MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO. FRANCES DE AZEVEDO elaborou uma poesia sobre esse acontecimento.
O “script” sobre o “MMDC”, entregue hoje pelo CÁSSIO, causa sucesso na apresentação desta tarde para a Comissão Cívica e Cultural. Muitas pessoas pedem cópia desse trabalho. Esse “script” será apresentado no dia 19 de maio, por ocasião da comemoração do “DIA DA JUVENTUDE” na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
ATA DA 19ª REUNIÃO DA COMISSÃO CÍVICA E CULTURAL, DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACSP, GESTÃO MARÇO DE 2007 - MARÇO DE 2009, REALIZADA NO DIA 12 DE MAIO DE 2008, ÀS 15 HORAS, NO 9º ANDAR DA ACSP (PLENÁRIA).
Secretário: Paulo Tenório da Rocha Marques.
     1. Lista de presença anexa.
     2. Trabalhos presididos pelo conselheiro Francisco Giannoccaro.
3. Exame e votação da ata da 18ª Reunião – Aprovada, com a seguinte correção no item 14.Portal Khronopédia - trocar a palavra “preponente”, por “proponente”.
4. Expediente – Leitura de ofício dirigido ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Roberto Antonio Diniz, solicitando a cessão da Banda da Polícia para apresentação na solenidade comemorativa ao “Dia da Juventude Constitucionalista”, dia 19 de maio, às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
5. Comemoração Dia da Juventude Constitucionalista - O Coordenador solicitou ao Coronel Ventura que, rapidamente, fizesse uma exposição sobre outra solenidade programada para o dia 19 de maio de 2008, tendo aquele oficial exposto que, nesta data, às 17 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco será feita a apresentação de espetáculo teatral inspirado nos marcantes acontecimentos que fizeram a história do Movimento Constitucionalista de 1932. Essa encenação será feita por jovens amadores que, segundo o Cel. Ventura, reproduzem episódios dramáticos que caracterizaram a chamada guerra paulista.
Ainda sobre as atividades comemorativas, Francisco Giannoccaro pediu aos presentes, membros das Distritais da Associação Comercial de São Paulo, que procurassem difundir, em suas áreas, as programações ora em pauta visando ampliar a freqüência de pessoas às comemorações, todas elas dedicadas aos heróis de 1932. Ele insistiu que são três as comemorações na seguinte ordem cronológica: dia 19 de maio, às 17 horas, na Faculdade de Direito, dia 20 de maio, às 10 horas MMDC – Núcleo Lapa, Praça John Lennon e dia 23 de maio, às 9 horas, no Mausoléu do Ibirapuera.
6. Outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth O coordenador Francisco Giannoccaro reiterou aos presentes convite para participar da solenidade simples de outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth aos membros do Conselho dessa honraria, cumprindo as tradições e regras honoríficas, a realizar-se no dia 10 de junho de 2008, às 15 horas, no 11° andar do edifício da Associação Comercial de São Paulo.
7. Capitão Alberto Mendes Junior – O coordenador Francisco Giannoccaro comunicou, que participou das homenagens prestadas ao Capitão Alberto Mendes Junior, herói da Polícia Militar, no quartel do Batalhão Tobias de Aguiar. Vários membros da Comissão Cívica e Cultural fizeram uso da palavra para elogiar o então jovem Tenente da Polícia Militar, morto covardemente pelo desertor do Exército, Carlos Lamarca, o qual chefiava um grupo de terroristas que pretendiam implantar o regime marxista no Brasil. Og Pozzoli, último a se manifestar sobre o tema, abordou em detalhes o trágico episódio classificando Lamarca como traidor da Pátria e do Exército Brasileiro e responsável por um dos fatos mais brutais de nossa história militar.
Ainda sobre Alberto Mendes Junior, o Arlindo Pícoli discorreu sobre Boletim Geral do Quartel General da Polícia Militar, por ele redigido, em homenagem ao jovem herói exatamente no dia de seu enterro. Encerrando as manifestações sobre esse trágico acontecimento de nossa história, Antonio Augusto Bizarro mencionou detalhes a respeito de um caminhão utilizado pelo terrorista Lamarca para roubar material bélico e armamento do 4° Regimento de Infantaria, situado em Quitaúna.
8. Leitura de textos– O coordenador Francisco Giannoccaro solicitou ao secretário que procedesse à leitura de dois textos, o primeiro em apoio ao General de Exército Augusto Heleno, por haver alertado a Nação sobre os riscos impostos à integridade territorial e a própria soberania nacional diante das medidas que se pretende adotar na região conhecida como Raposa Serra do Sol; o outro ao Presidente do Supremo Tribunal Federal pelo alerta feito sobre a importância do respeito e preservação do princípio da autonomia e harmonia dos Poderes do Estado, indispensáveis para o real e perfeito funcionamento da democracia e do Estado.
9. Solenidade do MMDC – Núcleo Lapa – Frances de Azevedo reiterou o convite para a solenidade do MMDC – Núcleo Lapa, dia 20 de maio de 2008. Valdir Abdallah relembrou o momento em que serviu ao Exército Brasileiro, como soldado do 4° Regimento de Infantaria, o mesmo em que serviu o desertor e traidor Carlos Lamarca.
10.Centro de Formação de Soldados Em seguida, foi projetado excelente filme feito no Quartel da Polícia Militar (Centro de Formação de Soldados) que reproduziu cenas de fatos históricos de 1932. O filme teve plena aceitação e várias sugestões foram feitas para sua divulgação nas escolas.
11.Próxima reunião – Será no dia 02 de junho de 2008.
Francisco Giannoccaro                            Paulo Tenório da Rocha Marques
      Coordenador                                                           Secretário
Terminada a reunião, converso com MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM e CÉLIA MARCONDES. Ambas, querem reavivar o caso “TÚNEL NOVE DE JULHO”, que ainda não foi resolvido pela Justiça.
Com muito frio, acompanho o GINO e a FRANCES DE AZEVEDO ao metrô. Ali, cada um vai para sua casa.  
Durante a viagem venho lendo “CLARÃO NA SERRA”, de FRANCISCO MARINS.Conta a história de desbravadores das terras localizadas nessa região de BOTUCATU e imediações, movidos pela ambição e pelo espírito de aventura, na conquista de áreas desconhecidas. A saga desses homens rudes começa por volta de 1840 e se desenrola por algumas gerações, marcando em cada descendente o compromisso do domínio sobre a terra. À medida que o tempo passa, vamos acompanhando a transformação daquela região: o café vai tomando conta da lavoura e escravos vão sendo trazidos para trabalhar na terra. Com o progresso, as fazendas se mecanizam e estradas de ferro começam a cortar o sertão. A geração seguinte enfrenta outras transformações profundas, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. A leitura desse livro acontece como uma viagem a um outro tempo, em que o conflito e a coragem de alguns homens marcaram a formação do BRASIL.

Leio no “Fórum dos Leitores” de “O ESTADO” uma crônica – A PÁTRIA - de nosso associado MAX BASILE. Diz ele: “Lealdade e disciplina são apanágios das Forças Armadas do nosso Brasil. A esse respeito, o Estado publicou expressivo artigo de LUIZ EDUARDO ROCHA PAIVA, general da reserva do nosso glorioso Exército (7/5, A2), que explica a situação das famigeradas ONGs (algumas prestam relevantes serviços, mas não todas) e a necessidade de defesa do território brasileiro, hoje assediado de todos os lados. Merece atenção o destaque: “Posição do governo cria condições para a perda da soberania e integridade do País.” Dá a entender que o atual governo (melhor escrever “governo”) está despreocupado com o assunto, de modo que, digo eu, comete crime de responsabilidade, afronta a Constituição (artigo 2º, inciso III), sem se envergonhar. É tempo de passar a entender que a Pátria está acima de governinhos, de pessoas despreparadas para a função pública. Precisam os jovens e os menos jovens saber, como o sabiam os de antanho, que não se pode viver de costas para a Pátria. “

Os passos do CORONEL PM Res WILSON DE BARROS CONSANI JÚNIOR foram seguidos durante quase cinco meses pela Polícia Federal. Ele foi preso no dia em que a OPERAÇÃO SANTA TEREZA foi às ruas, mas já está em liberdade. O Ministério Público Federal o acusa formalmente, perante a Justiça, por formação de quadrilha e participação na trama que desviava recursos do BNDES. A PF sugeriu e a Procuradoria da República requereu à Justiça a quebra do sigilo bancário do militar e da mulher dele. A PF avalia que são fortes os laços entre CONSANI e PAULINHO DA FORÇA. Em relatório da investigação, a PF sustenta que CONSANI “atualmente trabalha como assessor do deputado PAULO PEREIRA DA SILVA e também para a casa noturna WE, da qual recebe pagamentos mensais.
Ao coronel coube a missão de bisbilhotar a vida de um desafeto de PAULINHO no partido. No dia 8 de fevereiro, às 11:46 horas, o grampo flagrou o coronel conversando com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, ELENO JOSÉ BEZERRA, sobre um oponente de PAULINHO. “PAULINHO me pediu para fazer esse levantamento, pois estava preocupado com a imagem negativa do partido num ano eleitoral”, disse o coronel.
O grampo pegou uma conversa dos dois às 23:53 horas da noite de 23 de março. O deputado perguntou ao coronel se ele se lembrava “daquela conversa” que haviam tido no escritório”.
Na PF, CONSANI disse que a reunião havia ocorrido em um escritório em PINHEIROS e nele “trataram de assunto de que deveria estar havendo alguma coisa contra a pessoa de PAULO PEREIRA DA SILVA.” Segundo o coronel, “essa coisa não seria a operação policial, mas alguma espécie de perseguição política”. CONSANI disse que PAULINHO “estava com medo, pois sua filha afirmava que estava sendo seguida e os seguranças do partido tinham visto movimentação estranha em volta da sede do partido”.   


Ao revisitar o berço de sua trajetória política, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA revelou que ainda custa a acreditar que chegou ao Palácio do Planalto. “De vez em quando fico em casa deitado, olhando para o teto, e me pergunto: será que é verdade que sou presidente da República?”, disse hoje à noite, nas comemorações de 30 anos de greve que levou 3 mil metalúrgicos a cruzarem os braços na fábrica da SCANIA, em 12 de maio de 1978.
De volta ao mesmo salão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em que convocou tantas assembléias do movimento grevista no final dos anos 1970 e começo dos anos 1980, LULA disse que faria o possível para evitar que o momento fosse transformado em uma “noite de nostalgia”. A tentativa não surtiu efeito. “Voltar a São Paulo 30 anos depois da greve da SCANIA é uma coisa emocionante, é uma volta ao passado”, reconheceu.
Com um discurso misto de presidente e de líder sindical, LULA arrancou da platéia gritos por um terceiro mandato. Num momento, o coro  era de “um, dois, três, LULA outra vez”. Seguindo a postura dos últimos meses, ele não incentiva as manifestações. Mas também não pediu que cessassem os gritos.   

Uma tentativa de roubo a uma pizzaria terminou com um policial militar e um criminoso baleados na Rua EDUARDO DE SÁ, no JABAQUARA, no final da noite de ontem. Um segundo assaltante conseguiu fugir. O PM que ficou ferido mora na região e havia ido ao estabelecimento para comprar duas pizzas. Ele reagiu quando os ladrões chegaram para assaltar o local.
O assaltante JONAS JOSÉ SANTOS DA CRUZ foi baleado no abdômen e em uma das pernas. Já o PM LUÍS OTÁVIO FERREIRA, de 42 anos, que também recebeu um tiro no abdômen, foi levado para o hospital SANTA MARINA. Foi operado e está na UTI em estado delicado.

ANTÔNIO NARDONI, avô paterno da menina ISABELLA, disse que ANA CAROLINA DE OLIVEIRA, mãe da criança, mentiu e omitiu informações na entrevista que o “FANTÁSTICO” exibiu no domingo. Para ele, ANA CAROLINA deveria ser impedida de testemunhar por ter interesse no caso.

Ladrões levaram da mansão da apresentadora HEBE CAMARGO, na CIDADE JARDIM, um pequeno cofre com jóias, relógios e uma quantia em dinheiro. O furto ocorreu um dia após a loira ter dado uma grande festa para comemorar a inauguração do espaço para eventos em sua casa. O cofre ficava dentro de um dos armários da suíte de HEBE.

Autoridades americanas informaram hoje que vários tornados atingiram o centro-sul dos EUA no sábado, deixando pelo menos 23 mortos nos Estados de OKLAHOMA, MISSOURI, ARKANSAS e KANSAS. De acordo com o Departamento de Controle de Emergências do MISSOURI, pelo menos 350 ficaram feridos. No total, o Serviço Nacional de Previsões de Tempestades de NORMAN, em OKLAHOMA, estimou que 34 tornados atingiram MISSOURI, OKLAHOMA e ARKANSAS, com a ressalva de que alguns desses registros podem se referir ao mesmo fenômeno. Hoje, tempestades também atingiram o Estado da GEÓRGIA, matando uma pessoa e deixando pelo menos 80 mil residências sem energia elétrica, inclusive na região metropolitana de ATLANTA.

Agências de assistência humanitária e especialistas alertaram hoje que, sem um socorro rápido e eficiente, o número de mortes em decorrência do ciclone NARGIS, em MIANMAR, pode aumentar significativamente. SARAH IRELAND, uma das diretoras da fundação britânica OXFAM, disse hoje que 1,5 milhão de pessoas estão à beira de uma “maciça catástrofe de saúde pública” se algumas regiões do país não receberem água potável e saneamento básico urgente.
A ONU estima que a tragédia já deixou entre 60 mil e 100 mil mortos e 220 mil desaparecidos. Oficialmente, a junta militar do MIANMAR admite haver 29 mil mortos e 33,5 mil desaparecidos.
Hoje, o ministro britânico de Relações Exteriores, DAVID MILIBAND, alertou para a possibilidade de ocorrer o que chamou de “catástrofe de proporções épicas”. Para ele, o regime birmanês foi “negligente” ao lidar com a tragédia. Segundo a ONU, apenas um quarto da população afetada recebeu ajuda até agora.

Morreu hoje em VARSÓVIA, aos 98 anos, IRENA SENDLER, que salvou milhares de crianças judias durante a ocupação nazista da POLÔNIA. Entre 1940 e 1943, IRENA, que era assistente social, tirou 2.500 crianças do GUETO DE VARSÓVIA. Ela chegou a ser presa e torturada pela GESTAPO, em 1943, mas nunca revelou os nomes das crianças que salvou.

O centro da CHINA foi atingido hoje por um forte terremoto de 7,9 graus na escala RICHTER, que durou três minutos, provocou a morte de quase 10 mil pessoas e tremores de terra na maior parte do país e em regiões vizinhas, como TAILÂNDIA, VITNÁ e PAQUISTÃO. O número de vítimas pode ser bem maior, já que até o início da madrugada (hoje à tarde no BRASIL) as equipes de resgate não haviam conseguido chegar ao epicentro do terremoto, WENCHUAN, que tem 112 mil habitantes e fica 146 km a noroeste de CHENGDU, capital da Província de SICHUAN, uma região bastante montanhosa. Novecentos adolescentes foram soterrados com o desabamento de uma escola na cidade de DUJIANGYAN, em SICHUAN. Pelo menos outras sete escolas desmoronaram.

O artista americano ROBERT RAUSCHENBERG, que reformulou a arte americana no século XX – principalmente, um dos precursores da pop art – e se tornou um dos mais importantes de seu país, morreu hoje, à noite, aos 82 anos, em sua casa na ilha de CAPTIVA, na FLÓRIDA. Ele esteve internado por causa de bronquite, mas quis sair do hospital e em 2002 sofreu um acidente vascular cerebral que paralisou metade de seu corpo. Pintor, escultor, gravador, fotógrafo, coreógrafo e performer, o trabalho de RAUSCHENBERG deu um novo significado à escultura, como define o crítico do THE NEW YORK TIMES, MICHAEL KIMMELMAN, citando as obras que se tornaram emblemáticas do modernismo pós-Guerra: CANYON – consistia em um águia calva empalhada e unida a uma tela; MONOGRAM – que tinha sobre um painel pintado um pneu; e BED – o artista moldou na parede uma colcha e travesseiro encharcado com tinta, como se estivessem cheios de sangue. Trabalhando em muitas frentes durante sua vasta carreira – chegou até mesmo a ter experiência como compositor – RAUSCHENBERG “desafiou a tradicional idéia de que um artista deve ficar ligado a apenas um meio ou estilo”.
MILTON ERNEST RAUSCHENBERG nasceu em 22 de outubro de 1925 na pequena cidade de PORT ARTHUR, no TEXAS. Estudou farmácia na Universidade do TEXAS e só em SAN DIEGO, tempos mais tarde, quando trabalhava no Hospital da Marinha, pôde ver pela primeira vez uma pintura, em uma galeria da cidade. Depois, entrou para o Instituto de Arte da Cidade de KANSAS e viajou a PARIS, onde conheceu SUSAN WEIL, uma jovem pintora de NOVA YORK, que ia entrar para o BLACK MOUNTAIN COLLEGE na CAROLINA DO NORTE. Admirador do artista JOSEF ALBERS, então chefe da área de belas artes da faculdade, RAUSCHENBERG resolveu acompanhar SUSAN (sua esposa por pouco tempo). Foi o ponto inicial de sua trajetória.
RAUSCHENBERG se transformou, já na década de 1950, em um elo entre o expressionismo abstrato americano dos pintores JACKSON POLLOCK e WILLEM DE KOONING e os artistas que vieram depois, criadores identificados com o pop, a arte conceitual, os happenings e outros. Poucos meses depois de mostrar as silhuetas azuis em NOVA YORK, RAUSCHENBERG, em viagem pela EUROPA e NORTE DA ÁFRICA, com o artista CY TWOMBLLY, entre 1952 e 1953, começou a coletar e fazer assemblages com objetos – pedaços de cordas, pedras, ossos”. Ele participou por quatro vezes, em diferentes períodos, da BIENAL DE SÃO PAULO, mais importante mostra realizada no País; em 1959, na 5ª edição da mostra, ainda abrigada no então espaço do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ele apresentou três pinturas híbridas com colagem.

2 009       :       -     TERÇA-FEIRA
Caderno METRÓPOLE de “O ESTADO DE SÃO PAULO” traz a reportagem EXPRESSO AEROPORTO VAI INDENIZAR VIAJANTES QUANDO HOUVER ATRASOS. Decreto adianta que serão necessárias desapropriações no trecho, que contará com trens sem condutores. Com um ano de atraso, o governo do Estado aprovou o regulamento de concessão para o EXPRESSO AEROPORTO, serviço de trem que vai ligar o centro da capital ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em CUMBICA – GUARULHOS. Essa é a última etapa antes da publicação do edital – previsto inicialmente para maio de 2008 – que será lançado nos próximos dias. Além de indicar o traçado da linha, o regulamento aponta que haverá desapropriações de imóveis, que os trens poderão funcionar sem operadores e os usuários serão reembolsados em caso de atraso nas viagens. A previsão é de que o EXPRESSO AEROPORTO (LINHA 14-ÔNIX) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, comece a operar entre 2012 e 2013, antes da realização no BRASIL da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL.
O traçado de 28,3 km começará num Terminal Central, construído próximo e interligado com a Estação da LUZ. Não haverá paradas entre esse terminal e o final, em CUMBICA. A nova linha seguirá paralela aos ramais atuais da CPTM que vão para a zona leste.
Recebo esta mensagem do GBB:
Aos amigos do GBB
Bom dia a todos.
Quando nós propusemos a confecção do busto do Cap Mendes Jr o NOSSO HEROI, não foi para querer aparecer. Pensamos que iria dar movimento ao Grupo, mas muito entenderam que teria apenas como objetivo algumas pessoas APARECEREM.
O mais importante QUERENDO OU NÃO: "MISSÃO CUMPRIDA"
Gostaria aqui agradecer as palavras do Claret que sempre incentivou a iniciativa, o Ciapina mediador do GBB que sempre esteve conosco, Donizete sempre incentivando com palavras positivas, o Braguinha que para a instalação se esforçou inclusive me acompanhando para a instalação do pedestal ( o unico que compareceu, mas o Doni justificou), o Cel Luiz Carlos pelo apoio de sempre estando sempre do nosso lado, O Nakaharada que inclusive foi ao estudio para dar opiniões contribuindo e muito na obra.
Solicito MIL PERDÕES se deixamos de citar alguém, pois detesto cometer injustiça quer seja com quem for.
Citei os sempre estiveram próximos na empreitada não se esquecendo de agradecer a TODOS que contribuiram na arrecadação do valor que foi paga ao Valdo pela confecção e outros que de forma indireta nos ajudaram, independentemente que contribuiram ou não

A UNIÃO DE TODOS FAZ A DIFERENÇA
No início achei que todos iriam aderir, porém cometemos erros e esse foi mais um deles. Nós SERES HUMANOS (MAIORIA), somos movidos por vaidades e creio que não tenha sido diferente. A sugestão partiu da pessoa errada, portanto os óbices que adviram foram normais e mais uma vez tivemos que  nos esforçar para a empreitada obtivesse EXITO, doa a quem doer.
No inicio quando o Cmdo avocou o evento ficamos preocupados, pois não sabíamos do objetivo deles, porém notamos que fizeram para que o evento tivesse EXITO E BRILHANTISMO  inclusive a presença da Escola onde o Mendes Jr veio a coroa e dar mais brilhantismo ainda. Foi emocionante para quem ficou observando as criaçs tirando fotos ao lado do busto e notávamos a alegria estampado nos seus rostos.
Quem não foi, perdeu um grande gesto de solidariedade e companheirismo prestado ao nosso UNICO HERÓI contemporaneo.
Para não cometermos injustiça, hoje temos HEROIS MAL REMUNERADOS que dão a vida no seu dia a dia sacrificando a própria vida em defesa do Estado de Direito e das vidas humanas que estão em risco todos os dias. O Cap Mendes Jr representa esse espírito Guerreiro de todos que um dia fomos e os que ainda estão no "FRONT".
Finalizando, agradecer ao irmão mais velho, ponderado, incentivador e que desde o começo sempre enviando mensagens de solidariedade e incentivo ao projeto do Cel Corrêa de Carvalho a quem devemos muito e a ajuda moral no final.
Solicito a permissão de desligar-me do GBB por entender que esta missão está CUMPRIDA!!!
Paulo Nishikawa 

caros amigos do GBB, missão cumprida quanto ao desafio de tornar publica a saga do nosso martir-heroi Mendes Junior..Ciapina, a vc nosso agradecimento por acreditar no desafio e coordenar serenamente o desenvolvimento do projeto..a vc Paulo Nishikawa, nosso agradecimento pela disposição de abraçar o desafio e sair a campo para que as ações necessarias se tornassem realidade e aconteceu..a vc Correa de Carvalho nosso agradecimento por representar o maior Clube de nossa categoria assumindo junto ao presidente Luiz Carlos a responsabilidade de formalizar documento que demonstrasse às nossas autoridades internas a necessidade de tornar publica a imagem e o feito de Mendes Junior..a vc Coronel Camilo, hj representado pelo Coronel Antão Fernandes,nosso agradecimento por ter tido a coragem de abraçar e assumir essa causa justa porem polemica em razão do momento politico que vive a nação. Seu Comando já se inicia com a enorme simpatia de seus pares pelo despreendimento e pelo aceno de que muitas outras atitudes de Lider acontecerão.. a todos enfim,policiais militares ou civis que direta ou indiretamente participaram dessa empreitada tambem nossos agradecimentos. Hoje Mendes Junior foi entregue à população brasileira que até então desconhecia seu feito heroico conforme consta do epitafio em seu busto: HEROI E MARTIR DA POLICIA MILITAR.....
Muita poeira na Sociedade. Começa a troca do piso da sala onde trabalha a funcionária MARINEI. Ela é obrigada a se deslocar para o 1º andar. Nesta tarde não conto com as presenças do GINO e do MENDES. O GINO telefona para dizer que recebeu convite do Professor ADILSON CÉSAR para ir a um evento em SOROCABA, na noite de 23 de maio, a fim de assistir a entrega do COLAR DO ALVARENGA. Isso somente será possível se tivermos condução para esse deslocamento.
ROMAGNOLI, JANAÍNA e, depois, o SARGENTO CLEMENTE, comparecem no MMDC nesta tarde. ROMAGNOLI traz um cartaz da palestra do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA no dia 6 de julho, na OAB/SP. Há erros gritantes que precisam ser corrigidos, como o próprio nome do PAES DE LIRA.
OLIVEIRA traz ao meu conhecimento um fato lamentável. FÁBIO está a ponto de largar de sua mulher. Esta resolveu trabalhar fora, alegando que o marido não tem condições de sustentar o lar. Também as coisas não vão bem com o VICTÓRIO. Está havendo um problema dele com o DANILO. Este, muito novo, parece estar atrapalhando o major em seu serviço. Falta diálogo.       
Quando chego em casa o JOÃO GOMES conta-me que faleceu pela manhã o tio de sua antiga namorada, a FÁTIMA. JOSÉ MARIA DA SILVA já estava com 89 anos de idade. Durante quarenta anos viveu em companhia de sua irmã, dona MARIA RITA, mãe da FÁTIMA. Nos últimos anos de vida sofreu três pneumonias. Foi encontrado morto no banheiro da casa. O diagnóstico da morte: enfizema pulmonar e deficiência cardiorrespiratória.



GINO me manda o documento do Professor ADILSON CÉSAR:
Prezado Amigo
Cap. GINO STRUFFALDI
Conforme conversamos por telefone ontem (12/05) - estou convidando para a solenidade que o INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA, fará realizar no próximo dia 23 de maio de 2009, às 19h30min, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Santa Casa de Misericordia de Sorocaba - Av.: São Paulo, 750 Vl. São Domingos - Sorocaba / SP.) em homenagem a Revolução Constitucionalista de 1932, e ocasião em que agraciaremos várias personalidades, com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos.
Este convite é extensivo aos amigos - Cel. Mário Fonseca Ventura e o Cel. Antonio Carlos Mendes, os quais sempre nos tem prestigiado.
Como os três amigos já dispõem da referida condecoração - proponho que se acertarmos essa presença, poderei ainda em tempo solicitar a confecção de um Certificado de Participação nessa solenidade do IHGGS. Para que isso possa se efetivar e dar evidência a essa participação - preciso com urgência dessa definição - pois dependo de outros para a confecção do referido Certificado.
Indagado pelo Senhor posteriormente, se poderíamos oferecer para outros a referida condecoração - afirmo-lhe que disponho de apenas mais uma peça (para essa oportunidade) e que sem duvida - se os senhores me indicarem um nome, esse será aceito sem questionamentos. Só que novamente preciso que me enviem com urgência o "curriculum vitae" desse indicado, para que possa mandar elaborar o Diploma, e registrá-lo - para que tudo esteja conforme no dia da outorga. Observação - se facilitar poderão preencher a ficha que envio em anexo ou simplesmente mandar o curriculum.
Será um grande prazer revê-los e agraciar o indicado dos senhores.
Aguardo notícias (urgentes) e um grande abraço.
Adilson Cezar
Mando para o GINO a indicação do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA para receber o COLAR DO ALVARENGA, visto ser ele nosso Presidente do Conselho Deliberativo. Precisamos ouvir a opinião do CORONEL MENDES.

O torcedor do PALMEIRAS reviveu nesta noite, contra o SPORT, uma emoção que não sentia havia dez anos. Em um jogo eletrizante, típico da LIBERTADORES, voltou a ver SÃO MARCOS brilhar nos pênaltis para garantir a classificação. Ao defender três cobranças, após a derrota do time por 1 a 0 no tempo normal, o goleiro colocou o PALMEIRAS nas quartas-de-final e calou uma ILHA DO RETIRO lotada e incrédula diante de sua atuação. Agora, o ALVIVERDE terá o NACIONAL, do URUGUAI, pela frente.

O Supremo Tribunal Federal vai dar palavra final sobre a lei paulista que proibiu o fumo em ambientes coletivos públicos e privados no Estado de São Paulo. A Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (ABRASEL) protocolou uma ação na Corte, sustentando que a lei antifumo é inconstitucional. Segundo a entidade, o governo, a pretexto de proteger a saúde dos não fumantes, acabou com direitos fundamentais dos fumantes e desrespeitou leis federais e municipais que permitem o fumo em locais próprios, como os fumódromos.

As escolas das redes públicas estadual e municipais das 78 cidades que decretaram situação de emergência no MARANHÃO em função das chuvas confirmaram a suspensão do ano letivo de 2009 por tempo indeterminado. A maioria das escolas está alagada ou serve de abrigo para vítimas das enchentes. Somente na rede estadual 54 escolas estão desativadas. Estão sem aula, somente na rede estadual, 22.622 alunos. Nas redes municipais dos municípios atingidos, pelo menos outras 70 escolas e cerca de 30 mil alunos estão sem aulas.

A Casa número 1, localizada ao lado do SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS e do PÁTIO DO COLÉGIO, no centro da cidade, vai abrigar a CASA DA IMAGEM. Mas, antes, será restaurada. As obras orçadas em 2,6 milhões de reais, devem começar em junho. Amanhã, será assinado o contrato com a CONCREJATO, empresa vencedora da licitação. A reinauguração está prevista para maio de 2010. A casa tem esse nome por ser a primeira da Rua ROBERTO SIMONSEN, antiga RUA DO CARMO. Além do restauro do telhado, janelas e pisos, será feita avaliação de toda a estrutura interna do imóvel, atingido por um incêndio há cerca de um ano.
O casarão de 1871, que já serviu de abrigo para bandeirantes e foi tombado pelo patrimônio histórico, será transformado na CASA DA IMAGEM DE SÃO PAULO, que será responsável pela preservação e difusão do acervo de fotografia sobre a cidade. A coleção conta com raridades do século XIX de fotógrafos como GUILHERME GAENSLY.

O deputado estadual do PARANÁ, FERNANDO RIBAS CARLI FILHO, de 26 anos, que se envolveu na madrugada de quinta-feira, dia 7, em um acidente numa das ruas de CURITIBA, matando duas pessoas. Recebeu 30 multas nos últimos seis anos, das quais 23 por excesso de velocidade. Por não ter recorrido de sete infrações, ele teve a carteira de habilitação suspensa em julho do ano passado.

A Polícia Militar ganhou nova arma para combater o crime organizado em São Paulo. É o KING AIR, bimotor com capacidade para transportar sete pessoas. A aeronave está n CAMPO DE MARTE, zona norte da capital, há um mês e meio e já deu os primeiros vôos. A entrega oficial acontecerá em 60 dias. A aeronave foi adquirida em setembro de 2008.       

Os jogadores RONALDO FENÔMENO, atacante do CORINTHIANS, e FÁBIO COSTA, goleiro do SANTOS, devem ser chamados para depor no caso do ex-jogador JANKEN FERRAZ EVANGELISTA, de 29 anos, que assassinou a facadas a ex-mulher, a recepcionista ANA CLÁUDIA MELO DA SILVA, de 18 anos, no dia 22 de março. A afirmação é do advogado assistente da acusação do caso, JOSÉ BERALDO, e foi feita hoje, durante a reconstituição do crime no apartamento onde ANA CLÁUDIA morava, na zona sul da capital. ANA CLÁUDIA teria encontrado o FENÔMENO após a partida do CORINTHIANS e SANTOS, no estádio do PACAEMBU, no dia do crime. Segundo o advogado, um beijo dado no rosto de RONALDO pode ter provocado ciúme em JANKEN.

O ouvidor das polícias de São Paulo, delegado ANTÔNIO FUNARI, afirmou hoje que irá pedir explicações ao secretário da Segurança Pública do Estado, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, sobre a decisão do governo de usar os PMs da ROTA no combate à facção criminosa PCC.
Ontem, o comandante interino da Polícia Militar, CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES, revelou ao jornal “DIÁRIO DE SÃO PAULO” a nova estratégia, afirmando que a ROTA usará de métodos de inteligência, como escutas e infiltração, para desarticular o PCC.
“Este fato me causou surpresa, é um grande absurdo”, afirmou FUNARI. “Parece-me usurpação de função. A ROTA não tem poder de investigação, é uma polícia operacional, não tem nada que investigar. Isso é o Brasil, o Legislativo quer fazer o papel do Judiciário e vice-versa. Todo mundo quer meter o dedo no trabalho do outro.”
Segundo FUNARI, policiais civis enviaram e-mails ao órgão reclamando sobre o assunto. Por isso, a Ouvidoria abriu um procedimento administrativo para averiguar o fato.
Segundo oficiais da PM, a estratégia de usar a ROTA para combater o PCC é uma decisão do secretário FERREIRA PINTO, que já comandou a Secretaria de Administração Penitenciária e sabe como a facção atua dentro e fora dos presídios do Estado.
Procurada, a assessoria de imprensa do secretário disse que ele não comentaria o fato. Ontem, o ex-integrante da ROTA, TENENTE-CORONEL PM PAULO ADRIANA TELHADA, assumiu o comando do grupo. TELHADA já comandou o 7º Batalhão, responsável pelo policiamento do Centro da capital. Com cerca de 800 homens divididos em quatro companhias, a ROTA atua normalmente patrulhando regiões reforçando o policiamento em regiões de alta criminalidade na capital. Atualmente, o grupo está realizando operações no Centro e em favelas da cidade para diminuir a incidência de roubos.   

Na viagem a ISRAEL, o PAPA BENTO XVI entra para a história como a personalidade mais protegida em visita ao país. Entre policiais, unidades paramilitares, tropas de elite e agentes do serviço secreto, 80 mil homens atuam na OPERAÇÃO BATINA BRANCA, que custou 7,5 milhões de dólares. Todos os jornais do país lamentaram o discurso o pontífice no MUSEU DO HOLOCAUSTO. Ele não usou as palavras “perdão”, “remorso” e “assassinato” ao se referir ao Holocausto. Após negar que BENTO XVI integrou a juventude hitlerista, o porta-voz do VATICANO, frei FEDERICO LOMBARDI, confirmou que o PAPA foi alistado no movimento, mas disse que o fato não interferiu na formação ou no comportamento dele.    
No MURO DAS LAMENTAÇÕES, o PAPA cumpriu a tradição de colocar um bilhete nas frestas da muralha. Na mensagem datilografada ele lembrou que JERUSALÉM é a residência espiritual de cristãos, muçulmanos e judeus.

Um dia após os EUA anunciarem a troca de comando no AFEGANISTÃO – uma das principais mudanças estratégicas em sete anos de guerra – pelo menos 11 militantes do TALEBAN armados com fuzis e explosivos lançaram hoje ataques contra dois prédios do governo na Província de KHOST, perto da fronteira com o PAQUISTÃO. A ofensiva deixou 20 mortos (incluindo 9 civis e policiais) e só foi debelada depois de sete horas de combates de rua, com uma contraofensiva de forças americanas e afegãs.

O músico espanhol ANTÔNIO VEJA um dos fundadores do grupo NACHA POP, morreu hoje aos 51 anos de pneumonia, conseqüência de um câncer de pulmão. O álbum de estréia do NACHA, de 1980, traz CHICA DE AYER, canção mais famosa do grupo, que gravou 7 discos.

O dramaturgo, diretor e ator francês ROGER PLANCHON morreu nesta terça-feira, de um ataque cardíaco, aos 77 anos, em plena leitura de uma de suas últimas obras. Nascido no dia 12 de setembro de 1931, PLANCHON atuou, em 1952, no THEATRE DE LA COMEDIE, em LYON, antes de dirigir o THEATRE DE LA CITÉ, que logo se converteu em TEATRO NACIONAL POPULAR, em VILLEURBANE, periferia de LYON,  a partir de 1957. PLANCHON montou obras de clássicos como MOLIÈRE, MARIVAUX e RACINE, e de modernos como PINTER e IONESCO. Dirigiu atores como JEAN CARMET, MICHEL SERRAULT, ANNIE GIRARDOT e ROBIN RENUCCI.

2 010      :        -     TERÇA-FEIRA
JORNAL DA TARDE – PÁGINA 8 A –
CASO CORONEL UBIRATAN
TJ DECIDE SE CEPOLLINA VAI A JÚRI. Três desembargadores irão analisar o parecer do 1º Tribunal do Júri, que inocentou a advogada, amanhã. Em julho de 2008, o 1º Tribunal do Júri inocentou a ex-namorada do coronel por falta de provas. No mesmo dia, o Ministério Público entrou com um recurso contra a decisão do juiz ALBERTO ANDERSON FILHO.
O parecer começa a ser julgado amanhã, a partir das 9:30 horas, na 9ª Câmara do Direito do Tribunal de Justiça, na PRAÇA DA SÉ, região central da capital. Os desembargadores podem manter a decisão do juiz ou então mandar a ex-namorada da vítima para o júri popular.
Mas qualquer que seja o parecer, defesa e acusação podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em BRASÍLIA.
Quando anunciou que CARLA CEPOLLINA seria impronunciada, o juiz disse em seu parecer que “o indício de autoria tem de ser suficiente, ou seja, a prova deve demonstrar de forma razoável que há grande possibilidade de o réu ser o autor do crime, de modo que, não estando presente um dos requisitos para a pronúncia, é imperativa a impronúncia”.
Em entrevista ao JT em setembro do ano passado, a ex-namorada do coronel reforçou que é inocente e que as investigações foram direcionadas somente para ela. “Fui eleita a culpada pela polícia. Nunca foram atrás de uma segunda pessoa”, disse. Já o advogado VICENTE CASCIONE, que defende os filhos do coronel e também é assistente de acusação junto ao Ministério Público, disse que “retirando CEPOLLINA da cena do crime, não há mais ninguém”. “Não há dúvida que seja ela”, afirmou.
Conhecido mundialmente por ter comandado o massacre do CARANDIRU, o coronel UBIRATAN foi assassinado no dia 9 de setembro de 2006, em seu próprio apartamento, no bairro de HIGIENÓPOLIS, região nobre da capital. Ele foi encontrado morto, de toalha, no sofá da casa UBIRATAN morreu, com
apenas um tiro na barriga.
Na mesma semana do crime, a polícia apontou CARLA CEPOLLINA como autora do disparo que vitimou UBIRATAN. O motivo do crime seria passional, já que o coronel estava mantendo um outro relacionamento amoroso com uma delegada em BELÉM DO PARÁ, na época do assassinato.

CONVITE
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador ANTÔNIO VIANA SANTOS, com apoio da Associação Paulista de Magistrados, tem a honra de convidá-lo para a Cerimônia de Abertura da Exposição ‘O Berço do Barroco Brasileiro no Tribunal de Justiça e seu Apogeu com ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA – o ALEIJADINHO”, sob a curadoria de MARCELO COIMBRA, a realizar-se no dia 12 de maio de 2010 (quarta-feira), às 17:30 horas, no “Salão dos Passos Perdidos”, 2º andar – Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/nº - centro – São Paulo / SP.
O LINDELSON começou hoje a trabalhar nas paredes da sala. Depois da compra da televisão de 42 polegadas, LUCINDA quer colocá-la na parede da sala. Com isso precisa fazer certas modificações. Isso vai ficar caro. Preciso de novo empréstimo para contornar as despesas. Nem bem saio do pagamento de 36 parcelas das máquinas do “LAN HOUSE” do PAULO CÉSAR e tenho de fazer outro empréstimo.
Aproveito a manhã para digitalizar minhas memórias. Isso me toma algumas horas, mas atualizo as mesmas.

Chego no MMDC às 13 horas. MARINEI conta que o GINO está internado no Hospital DANTE PAZANESE. Ontem, após um evento na Câmara Municipal, ele achou de tomar um cálice de vinho. Sentiu-se mal e desmaiou. Foi socorrido por JORGE NAGADO e outros conhecidos que estavam ao seu lado no coquetel. Uma viatura do RESGATE foi chamada e ele seguiu para o hospital. Já consciente, o GINO não queria ir para o hospital e sim para casa. Mas o médico que o atendeu achou melhor interná-lo. O CORONEL PM MENDES tinha prometido estar ao seu lado nessa solenidade, mas não compareceu, impedido por estar numa sessão no GRANDE ORIENTE, que recepcionou maçons franceses. Dona DINORAH culpa o MENDES por deixar o GINO sozinho. Na verdade a culpa é do próprio GINO que foi se exorbitar ao tomar vinho, sabendo que não podia fazer isso.
O MENDES passa pela Sociedade. Está amoladíssimo com esse acontecimento desagradável. Ele se preocupa com a formação da grade das medalhas para 23 de maio. Não poderá comparecer amanhã à solenidade do 23º BPMM, pois viajará para BRASÍLIA, a serviço da maçonaria.
JORGE NAGADO telefona e a MARINEI conversa com ele sobre o que aconteceu com o GINO. Antes, havia uma versão de que ele teria caído na rua, quando não conseguiu “carona” para ir para casa e tentava chamar um táxi. Não sabemos como essa notícia chegou ao conhecimento de dona DINORAH e talvez tenha sido informada dessa maneira pelo próprio GINO.
Procuro telefonar para a residência do GINO, mas ninguém atende. Não sei qual é o quadro de saúde dele nesta quinta-feira.
Almoço com COLOMBO e RONALDO. Passo a tarde intranqüilo com o que aconteceu com o presidente da Sociedade.
Atendo uma funcionária do VIVA O CENTRO, RAFAELA JACOME. Ela procura saber quais são as finalidades da Sociedade. É estudante de Relações Internacionais e se interessa pela Revolução Constitucionalista.
Recebo um telefonema do RIO GRANDE DO SUL. É da viúva de um investigador de polícia, que acompanhava IBRAHIM NOBRE na Revolução Constitucionalista. Quer dados sobre o falecido ULYSSES MIRANDA FRAGOSO.
A temperatura cai muito nesta tarde. Pessimista, regresso para GUARULHOS. LUCINDA conta que recebeu um telefonema da MARIZETE, minha filha, que deu a notícia da morte do NECO, filho do meu primo CIDO. Telefono para POÁ e meu irmão CARLOS conta que NECO foi encontrado morto na madrugada de sábado para domingo. Sofreu uma hemorragia interna causada por cirrose hepática. O rapaz bebia muito e há muito tempo. Seu fim já era esperado. Não aceitava conselhos de ninguém e vivia sozinho na casa que foi de tia ANTONIETA, sua avó. O enterro foi ontem, justamente na data em que completou seis anos da morte de minha mãe.
Telefono para a residência do GINO, mas ninguém atende.



Morre ex-combatente da Revolução de 1932
12/05/2010
Foi sepultado no final da tarde de ontem, dia 11 de maio de 2010, no cemitério da Saudade, o corpo do aposentado Ercídio Félix Guimarães, de 96 anos. O idoso foi um dos combatentes da tropa paulista na Revolução Constitucionalista de 1932. Ele deixa quatro filhos e 11 netos.
O filho mais velho Woile Guimarães afirma que o pai deixa como exemplo o respeito, a busca pela Justiça e a liberdade. “Ele sempre foi um lutador. Perdeu os pais muito cedo e teve que trabalhar na roça cuidando do café e do gado. Depois por vários anos foi barbeiro até passar num concurso público como fiscal sanitário”, lembrou.
No último emprego, o filho se recordou de uma passagem do pai lutando pela igualdade de direitos. “Uma mulher humilde foi até o posto de saúde para tomar vacina e o médico plantonista pediu para apresentar atestado de pobreza. Meu pai pulou o balcão e o pegou pelo pescoço para mostrar a situação das roupas da criança e da mãe”, lembrou emocionado.
A família do combatente realizou o último desejo de Guimarães. O caixão do aposentado foi coberto com as bandeiras de São Paulo e de Cuba. “Ele conheceu Cuba e adorou a forma que as pessoas eram tratadas naquele país. Apesar de muitos pobres a população tinha um atendimento médico socializado. Isso mostra o senso de Justiça que ele possuía”, disse.
Guimarães faleceu na noite de segunda-feira (10) em sua residência após complicações de saúde. O filho afirma que horas antes de sua morte, o ex-combatente conversava com familiares mostrando sua lucidez. “Ele se recusou a perder sua liberdade e ter que ficar por dias em um hospital. Tanto que nos últimos dez anos sua irritação aumentou muito, pois não podia andar pela cidade ou cuidar do jardim. Ele é um exemplo de vida para família e para os amigos”, finalizou.
Com a morte de Guimarães a região de Marília conta agora com apenas dois ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932: Antônio Andrade Guimarães, de 97 anos, residente em Vera Cruz, e Domingos Simões Mathias, de 88 anos, morador na vizinha Oriente.
Histórias das batalhas – A reportagem do Jornal da Manhã entrevistou o aposentado Ercídio Félix Guimarães nas comemorações de 9 Julho de 2008. Na oportunidade o ex-combatente contou como resolveu participar da batalha contra as tropas de Getúlio Vargas.
“Na época tinha 19 anos e servia o exército em São Paulo. Me entusiasmei a lutar pelo meu comandante, o capitão Agnaldo Caiado de Castro. Fui o primeiro soldado paulista a descer dos caminhões de lixo e pisar no Rio de Janeiro para a luta”, lembrou.
Guimarães também lembrou do encontro com os marilienses Nelson Spielmann, Vicente Ferreira e Saturnino de Brito durante confronto com as tropas federais na serra de Bocaína. “O comandante deles era despreparado e resolveu atacar as tropas do governo sem ter muita munição. Alguns dias depois, os federais voltaram e mataram quase todos. Como eu era atirador de metralhadora pesada, ficava dando retaguarda para a tropa, mas não houve como evitar a morte dos marilienses”, disse.
Emocionado Guimarães ainda relembrou que após a guerra poucos de seu batalhão retornaram para a Barra Funda, em São Paulo. Segundo ele, os paulistanos cobravam a vitória e se mostraram ingratos com os combatentes. “Dos 130 que foram para a batalha, apenas 40 retornavam. Quando pisamos na Barra Funda, os paulistanos batiam as portas e janelas como protesto por não termos conseguido a vitória contra Getúlio. Eles se mostraram ingratos e não sabem o tanto que sofremos na guerra”, contou com as lágrimas nos olhos.
Mesmo com a derrota Guimarães se dizia orgulhoso de ter defendido o Estado de São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932. “Fomos heróis, pois não tínhamos armamento e nem contingente suficiente para enfrentar o restante do país. Resistimos por mais de 90 dias. Muitos morreram, mas com certeza a batalha me deixou o orgulho de ser paulista”, afirmou o combatente.

Pela Internet tomo conhecimento das seguintes notícias:
Policiais Militares, Agora é lei!
É com satisfação que comunico a você que a reformulação do ALE foi aprovada pela Assembléia Legislativa, é o PLC nº 13/2010 votado ontem, dia 11/05/2010.
Isso sela o compromisso do Comando com toda Corporação.
E o mais importante: estão sendo beneficiados os cerca de 43.000 veteranos, 39.000 pensionistas e os 40.000 policiais militares das pequenas cidades, corrigindo uma distorção de vários anos.
Agora podemos passar para a inatividade, levando 20% ao ano, com a garantia de que, após 2014, não haverá perdas, além de facilitar movimentações para pequenas cidades.
Foram vários meses de discussão com inúmeras reuniões, como já é do conhecimento de todos, uma conquista importante para todos nós.
A lei retroage a 1º de março deste ano, isto é, não há perda nenhuma.
Sempre confiamos no Governo de que chegaríamos a bom termo e volto a afirmar o importante papel do nosso Secretário Dr. Antonio Ferreira Pinto nesse processo.
Agradeço a todos que acreditaram e participaram efetivamente dessa conquista, destacando-se a Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa, a Diretoria de Pessoal e o Alto Comando da Instituição.
A Polícia Militar está de parabéns! Esta, repito, é uma vitória de todos nós e só foi conseguida porque tinha o respaldo do bom trabalho realizado por você policial militar.
Contem sempre com o Comando!
ALVARO BATISTA CAMILO
Coronel PM Comandante Geral
Grafite estava em casa quando soube da convocação. "Sem dúvida nenhuma é a maior emoção da minha vida. Defender o Brasil em uma Copa do Mundo é o sonho de qualquer criança e isso hoje se realizou para mim. Incrível.", afirmou o atacante, segundo sua assessoria de imprensa. "Seleção Brasileira não é brincadeira. É a coisa mais séria da carreira de um jogador de futebol. Agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar", completou Grafite. O atacante do Wolfsburg, da Alemanha, foi convocado por Dunga apenas uma vez, quando substituiu Luis Fabiano no último amistoso da seleção contra a Irlanda e atuou por 26 minutos. O goleiro Gomes, que não vinha sendo chamado por Dunga e desbancou Victor, do Grêmio, também comemorou o passaporte carimbado para o Mundial da África.  "É sempre uma honra defender a Seleção Brasileira e estou muito emocionado para mais esta oportunidade. Ser convocado para a Copa do Mundo é um dos grandes feitos na carreira de um jogador e esta será a minha primeira", disse o goleiro, também de acordo com sua assessoria. Os selecionados se apresentam no próximo dia 21 de maio, no Centro de Treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. A Copa do Mundo da África do Sul tem início dia 11 de junho. O primeiro jogo do Brasil é contra a Coreia do Norte, dia 15, pelo Grupo G, que conta ainda com Portugal e Costa do Marfim.
O ministro dos Transportes líbio, Mohammed Ali Zaidan, confirmou que 96 corpos já foram encontrados entre os destroços do avião da companhia líbia Al Afriqiyah Airways, que sofreu um acidente hoje no momento da aterrissagem em Trípoli. A aeronave tinha 104 pessoas a bordo: 93 passageiros e 11 tripulantes. Segundo a agência estatal Jana, o ministro afirmou que apenas um menino holandês de 10 anos sobreviveu. O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, disse que havia dezenas de cidadãos do país a bordo. O Escritório de Turismo da Holanda informou que eram 61 holandeses entre os mortos. O acidente ocorreu às 6h10 desta manhã (1h10 da madrugada no horário de Brasília), no momento em que o avião, um Airbus 330-200, aterrissava no aeroporto de Trípoli. A aeronave vinha de Johannesburgo e seguiria depois para o aeroporto de Heathrow, na Inglaterra. Os passageiros eram de várias nacionalidades, inclusive britânicos e sul-africanos. O dia estava ensolarado e claro. A Afriqiyah Airways opera uma frota formada apenas por modelos Airbus. É uma empresa estatal líbia, fundada em abril de 2001.
Um homem com um cutelo atacou e matou hoje sete crianças e dois adultos em um jardim-de-infância no noroeste da China. Além disso, ele deixou 11 crianças feridas. O agressor Wu Huanming, de 48 anos, voltou para sua casa após o ataque, nas proximidades da cidade de Hanzhong, e se suicidou, disse o governo local. O motivo para o crime não está claro. Relatos indicam que Wu e o diretor da escola se conheciam. Foi o quinto caso de ataque contra estudantes jovens na China desde o fim de março. A violência ocorre apesar do reforço da segurança nas escolas pelo país, com portões e câmeras de segurança, além de mais guardas nas entradas. Sociólogos apontam que os casos podem estar ligados à falta de apoio para pessoas com problemas mentais na China e também ao crescente estresse resultante das grandes desigualdades sociais, em uma sociedade que muda rapidamente. O ataque começou por volta das 8h20 (horário local), na escola privada Shengshui, na cidade de Hanzhong, condado de Nanzheng. A área é uma zona rural, nas proximidades da cidade, em uma parte relativamente pobre do país. Em um primeiro momento, Wu matou o diretor da escola, Wu Hongying, e um estudante. Em seguida, atacou mais 18 pessoas, informa um comunicado do governo local. Seis estudantes e a mãe do diretor morreram mais tarde, no hospital. Nenhum dos feridos corre risco de morrer, segundo o texto. As idades das sete crianças mortas não foram reveladas. A agência estatal Xinhua informou que havia cinco garotos e duas meninas entre as vítimas.
FERNANDÃO não fez gol, pouco tocou na bola, mas teve a estréia dos sonhos da torcida do SÃO PAULO. No triunfo por 2 a 0 sobre o CRUZEIRO, em pleno MINEIRÃO, pelas quartas de final da LIBERTADORES, foi decisivo nos gols de DAGOBERTO e HERNANES e compensou os meses de espera pela sua vinda. Saiu como estrela em noite de valentia e eficiência da equipe treinada por RICARDO GOMES.  De ROGÉRIO CENI a FERNANDÃO, o time tricolor fez a melhor partida da temporada. Começou com brilho um duelo em que entrou desacreditado e deu um grande passo para devolver a eliminação do ano passado.

A torcida do FLAMENGO fez a sua parte. Lotou o MARACANÃ – mais de 72 mil pessoas presentes – mas saiu decepcionada. A equipe rubro-negra se complicou na TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA ao perder esta noite para a UNIVERSIDAD DE CHILE por 3 a 2. Com isso, precisa vencer o time chileno na próxima semana, em SANTIAGO, por dois gols de diferença para chegar à semifinal. Uma difícil missão.

O SANTOS abriu 2 a 0 e tinha tudo para sair do Estádio OLÍMPICO com vitória sobre o fortíssimo GRÊMIO, quase imbatível em seus domínios. Mas, em uma falha estratégica do técnico DORIVAL JÚNIOR, que errou ao trocar o meia MARQUINHOS pelo volante RODRIGO MANCHA, o time sofreu apagão e em 22 minutos permitiu que os gaúchos virassem o placar para 4 a 2. O prejuízo só não foi maior porque ROBINHO fez um belo gol no fim, possibilitando, assim que o time se classifique para a final da COPA DO BRASIL com vitória simples no confronto de volta, quarta-feira, na VILA BELMIRO. A partida, emocionante do início ao fim, entre dois dos melhores times do BRASIL na atualidade teve uma atuação extra: o duelo entre o goleiro VICTOR, do GRÊMIO, e o meia PAULO HENRIQUE GANSO, do SANTOS, que esperavam a convocação para a COPA DO MUNDO, mas ficaram fora da lista anunciada ontem pelo técnico DUNGA. GANSO deu passe para dois gols. VICTOR falhou no primeiro dos santistas.

O ATLÉTICO-GO mostrou mais uma vez que está firme na busca do título na COPA DO BRASIL. Nesta noite venceu o VITÓRIA por 1 a 0 e pode até empatar no jogo de volta para chegar à final. O atual campeão goiano está com um ótimo retrospecto no Estádio SERRA DOURADA. Jogando com o apoio da sua torcida, ainda não perdeu na competição. E mais: não levou também nenhum gol.

Apontado pela Polícia Federal como um dos chefes da máfia chinesa em SÃO PAULO, LI KWOK KWEN, conhecido como PAULO LI, acompanhou o secretário nacional de Justiça, ROMEU TUMA JÚNIOR, em viagem oficial que fez a PEQUIM em fevereiro de 2009, a convite do governo da CHINA. TUMA JÚNIOR era convidado do Ministério da Segurança da CHINA e disseram desconhecer em que condição PAULO LI integrava a comitiva do secretário, que não viajou acompanhado de nenhum assessor do Ministério da Justiça. Outra fonte confirmou que LI participou de almoço oferecido a TUMA JÚNIOR por autoridades do Ministério da Segurança no dia 20 de fevereiro do ano passado.

O procurador-geral de Justiça do DISTRITO FEDERAL, LEONARDO BANDARRA, aparece agora no centro da suspeita de vazamento de uma das principais investigações do Ministério Público em BRASÍLIA nos últimos anos: a OPERAÇÃO MEGABYTE, que apurou o desvio de 1,2 bilhão de reais dos cofres públicos. Essa investigação, feita em 2008 por promotores do DISTRITO FEDERAL, atingiu DURVAL BARBOSA, ex-secretário de Relações Institucionais e delator do esquema do “mensalão do DEM”. Naquela época, o Ministério Público local apurou um esquema de desvios de recursos por empresas de informática ligadas a BARBOSA. Desde então, os investigadores levantaram suspeitas de vazamentos, de dentro do próprio Ministério Público do DF, que atrapalharam a ação de busca e apreensão. Dois anos depois, o nome de BANDARRA aparece oficialmente em depoimentos e relatos da Corregedoria da instituição sobre esse episódio. LEONARDO BANDARRA chefia os promotores de BRASÍLIA. Desde ontem é alvo de uma investigação do Conselho Nacional do Ministério Público por suposto envolvimento no esquema de corrupção no DF. Em troca de dinheiro, o procurador-geral teria dado, sempre segundo depoimentos oficiais de DURVAL BARBOSA, informações privilegiadas ao governo local e prometido não criar problemas para a gestão do ex-governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA.

Um incêndio atingiu um galpão de mercadorias do PONTO FRIO, do GRUPO PÃO DE AÇÚCAR, em GUARULHOS. Por volta das 16:30 horas o centro de distribuição da empresa, localizado na Avenida PAPA JOÃO PAULO I, número 5.500, foi tomado pelo fogo rapidamente. Segundo os bombeiros, 20 viaturas da corporação foram enviadas ao local e 80 homens trabalharam para acabar com as chamas. O fogo só foi controlado quatro horas depois, às 20:30 horas. Não houve vítimas.

Apaixonado pelas raquetes, RAUL CILENTO trabalhou por 40 anos na Federação Paulista de Tênis. Sabia tudo sobre o esporte, de datas a nomes de tenistas. Como vice-presidente da federação, numa época em que não havia computador, ele datilografava as chaves dos torneios todas as semanas. Mas tudo mudou quando chegou a presidente, em 1994. Informatizou e conseguiu uma nova sede para a instituição. Como tenista, competiu pelo PALMEIRAS, clube onde começou sua paixão pelo esporte. Chegou a pertencer ao ranking Primeira Classe, em que estavam apenas o melhores classificados. Mas deixou de participar de campeonatos para se dedicar apenas à federação. CILENTO faleceu hoje, aos 88 anos.   

ANA RURIKO FUJISAWA, que morreu hoje, aos 68 anos, era presidente e fundadora do Departamento de Karaokê MARIMO, da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência Brasil. O departamento, criado no fim de 1997, oferece aulas, lecionadas com partitura por professores de canto, e concursos, que chegam a ter mais 350 participantes, divididos por faixa etária. Além do sucesso, a idéia trouxe outras conquistas, como a união entre o público jovem e o idoso, que passou a participar em peso.
Na hora da premiação, ela fazia questão de que os troféus fossem bonitos e trouxessem características da província de HOKKAIDO, como o urso marrom ou a alga MARIMO, que também da nome ao karaokê.

2 011      :         -     QUINTA-FEIRA
O Comandante, Oficiais e Praças da 12ª Companhia de Comunicações Leve sentir-se-ão honrados em poder contar com a presença de V.Exª/ V.Sª na solenidade em comemoração ao DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES.
DATA: 12 de maio de 2011
HORA: 10 horas – Solenidade Militar
              11 horas – Exposição de Material e Coquetel
LOCAL: FORTE IPIRANGA
               Rua JOSÉ BONIFÁCIO, 33 – Centro – CAÇAPAVA – SP.
Cabe à Sociedade Veteranos de 32-MMDC entregar as Medalhas GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, MMDC e CONSTITUCIONALISTA às seguintes autoridades:
GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
Gen Bda CARLOS CÉSAR ARAÚJO LIMA
Sr. DANIEL LAZARINI
Dra DANIELA CAROLINA DA COSTA E SILVA
Dr ALEXANDRE RACZ
Dr FRED BATISTA RIBEIRO
Sr UBIRAJARA DE MOURA COELHO
Cel INF ÊNIO MACHADO MARTINS JÚNIOR
Sr Cel INF R1 PAULO AUDEBERT DELAGE
TC PM ADUÍLIO JOSÉ GARCIA
Sr Major EDSON LOPES SOUTO
Sr Major PM ERNESTO RIZZETTO
MEDALHA MMDC
Dr. JOSÉ FERNANDO PINTO DA COSTA
TC GUILHERME BRANDÃO CARNEIRO
TC GUILHERME MACIEL AMORIM
TC R1 FERNANDO CID DINIZ BORGES
Major EDSON LOPES SOUTO
Cap R1 FEB ANÉAS  DE SÁ ARAÚJO
Cap R1 GILSON MARCONDES BATISTA
Sr. 2S LUIS CARLOS SILVA SANTOS
CONSTITUCIONALISTA
Sr ALEX FABIANO SANTOS DE PAULA
TC INF WELLINGTON CORLET DOS SANTOS
Sr Maj ALEXANDRE AMORIM DE ANDRADE
Cap PM RENATO LUIZ DA COSTA CAMPOS
2º Ten COM RAFAEL PUGLIESI
Sub Ten COM ELIAS DA SILVA NASCIMENTO
3º Sgt COM SANDRO FRAGOSO GOMES
2º Sgt VAGNER DA CUNHA COUTINHO
Para cumprir esse ato solene o presidente GINO STRUFFALDI, o vice CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e o Secretário CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA reúnem-se na Sociedade Veteranos de 32-MMDC antes das 7 horas.
O CABO PIMENTEL, motorista do CAPITÃO COSTA E SILVA, Sub Cmt da 12ª Companhia de Comunicações Leve, vem nos buscar e começa uma viagem até CAÇAPAVA, bem agradável. Não está um dia chuvoso e nem também de alta temperatura. Chegamos ao FORTE IPIRANGA bem antes do início do evento. Isso dá margem para conversarmos com os oficiais desse quartel.
No gabinete do Comandante da 12ª Companhia de Comunicações Leve, MAJOR ÉDSON LOPES SOUTO, são feitas a outorga de Medalhas ao comandante e outros oficiais por causa da participação deles na cerimônia propriamente dita. Está conosco o conselheiro suplente do Tribunal de Contas, WALLACE GUIRELLI, criador da Medalha CASTELLO BRANCO, que nessa solenidade entregará essa medalha a várias autoridades, inclusive ao MAJOR ÉDSON. Vamos encontrar vários conhecidos do evento de 2010.
O GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS CÉSAR ARAÚJO LIMA, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve, receberia hoje a nossa Medalha GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, mas está recepcionando o GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO, que veio visitar o seu quartel.
O bisneto do MARECHAL RONDON, o CORONEL RONDON, também está presente, mais uma vez. Desta feita ele vai doar um quadro antigo, onde aparece o MARECHAL RONDON no MATO GROSSO, em seu trabalho de comunicações.
O ponto alto da solenidade é a entrega das Medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e a Medalha CASTELLO BRANCO. Conversamos longamente com os oficiais da área condecorados e participamos do coquetel após a cerimônia militar. Passa da meio-dia quando retornamos para São Paulo, com o CABO PIMENTEL ao volante. Vamos para o MMDC. O MENDES leva o GINO para casa, usando o seu carro. Embora cansado, ainda trabalho na Sociedade até 16 horas.

O SÃO PAULO ficou oito anos sem disputar a COPA DO BRASIL e terá de esperar mais um pouco para buscar o título inédito. Com uma atuação apática, o time de PAULO CÉSAR CARPEGIANI perdeu de virada para o AVAÍ, em FLORIANÓPOLIS, por 3 a 1, e foi eliminado com justiça nas quartas de final. De quebra, o adeus com ares de vexame esquentou de vez o clima no clube do MORUMBI. Mesmo apoiado pela torcida são-paulina, RIVALDO foi deixado no banco por CARPEGIANI, que optou pela entrada dos jovens atacantes HENRIQUE e WILLIAN JOSÉ na etapa final. Aos 39 anos, o veterano meia não poupou o treinador, cujo cargo fica bastante ameaçado. “Com todo respeito ao AVAÍ, não podíamos ter perdido um jogo desses. Nunca vi oportunidade tão fácil de ser campeão”, disse RIVALDO. “Foi uma falta de respeito do treinador em relação a mim, poderia ajudar muito com passe. Infelizmente, ele não me deu oportunidade.”
Na próxima semana, o AVAÍ viaja ao RIO para o jogo de ida da semifinal com o VASCO, que eliminou o ATLÉTICO PARANAENSE em SÃO JANUÁRIO com novo empate (1 a 1) – em CURITIBA (os times haviam empatado por 2 a 2).

O governo não sabe quando vai retomar as sessões para tentar aprovar o novo Código Florestal, mas já decidiu eu a meta é reabilitar o texto do relator ALDO REBELO, fechado ontem à noite. Os líderes políticos, com a ajuda do Ministério do Meio Ambiente, manterão a versão acordada, mas corrigindo as “pegadinhas” detectadas na madrugada.

O ASPIRANTE A AVIADOR DANILO BELLO SEIXAS, da Força Aérea Brasileira, de 24 anos, morreu em um acidente nesta manhã, quando fazia treinamentos em um avião SUPER TUCANO na zona rural do município de PUREZA (RN). O treinamento do militar começou na Base Aérea de NATAL e deveria terminar na cidade de PUREZA, distante 60 km de NATAL. Segundo nota oficial divulgada pela FAB, o vôo estava devidamente autorizado e o acidente ocorreu às 7:20 horas. Um helicóptero da FAB foi enviado ao local. Peritos colheram material, ouviram depoimentos e estão investigando as causas do acidente.  

A presidente DILMA ROUSSEFF cancelou nesta noite, por recomendação médica, a viagem que faria ao PARAGUAI no domingo, dia 15. Segundo a assessoria da Presidência da República, apesar de estar “quase recuperada” da pneumonia, não faria bem para a presidente enfrentar as seis horas de avião necessárias para ir e voltar de ASSUNÇÃO no mesmo dia. Fontes confirmaram ao ESTADO que a presidente não teve uma pneumonia leve, e sim um estágio mais agudo da doença, que inspiraria maiores cuidados.
DILMA viajaria ao PARAGUAI para as comemorações do bicentenário da independência do país, alem de ter um encontro bilateral com o Presidente FERNANDO LUGO. Com o cancelamento, o BRASIL será representado pelo presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, e pelo ministro das Relações Exteriores, ANTÔNIO PATRIOTA.
A pneumonia de DILMA foi confirmada em 28 de abril. Desde então, a presidente tem despachado a maior parte do dia no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Apesar da recomendação de repouso, ela continuou trabalhando.
DILMA tem outra viagem marcada, no dia 23, ao URUGUAI. O Planalto ainda trabalha com essa previsão, mas não há confirmação de que será mantida.
Depois de fazer exames em SÃO PAULO, DILMA reapareceu em evento público no dia 5, ao receber o presidente da ALEMANHA, CHRISTIAN WULFF. “Recuperada estou, mas estou ainda em fase de descanso”, afirmou ao ser questionada sobre sua saúde.

Faleceu o professor PAULO EDGAR ALMEIDA RESENDE, aos 78 anos, de falência múltipla de órgãos. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) durante 42 anos, PAULO EDGAR nasceu em 1933, no interior de MINAS GERAIS. Perdeu a mãe muito cedo e foi criado pelos tios, visto que o pai era considerado um “bom vivant” como costumava dizer. Conseguiu se formar em odontologia em UBERABA (MG) e fez especialização no CHILE. Voltando para o BRASIL, montou um consultório em GOVERNADOR VALADARES (MG).
A guinada em sua jornada profissional ocorreu em razão das preocupações sociais. A carreira de dentista deu lugar à vida de cientista político, com dedicação para a universidade. Desiludido em trabalhar para os “endinheirados” que tinham problemas nos dentes, largou tudo e foi para a ITÁLIA. Ligado à TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, entrou para a igreja como padre secular. Em ROMA, formou-se em filosofia em 1961. Na FRANÇA, cinco anos depois, fez estudos em ciências sociais. Ainda do decorrer da década de 1960, voltou para o país com o objetivo de ministrar aulas na PUC. Na década de 1970, deixou a igreja e se casou. Em 1977, dirigia a Faculdade de Ciências Sociais quando a PUC foi invadida pela polícia. Defendeu os alunos, apanhou bastante e foi preso.
O professor PAULO EDGAR foi um dos mentores do curso de relações internacionais, ajudou a criar o departamento de ciência política e presidiu o comitê de ética de conjuntura internacional. PAULO sofria de câncer e morreu nesta quinta-feira.

JOSE JÚLIO CAVALCANTE foi um dos pioneiros da imprensa escrita e do rádio no CEARÁ. Nasceu em IGUATU, no interior cearense, em 1º de outubro de 1918. Fez os primeiros estudos na escola da professora YAYÁ FILGUEIRAS, mãe do poeta FILGUEIRAS LIMA. Após ir para FORTALEZA, estudou no colégio SÃO LUÍS e no LICEU. Iniciou as atividades na comunicação como revisor do jornal “A RAZÃO”, depois trabalhou na área de revisão e reportagem nos jornais “O ESTADO” e “GAZETA DE NOTÍCIAS”. Migrou para o rádio, sendo locutor da CEARÁ RADIO CLUBE. Integrante do Partido Comunista, na década de 1940 foi eleito vereador. Sofria de diabetes e morreu vítima de uma pneumonia, aos 92 anos.

O atacante santista NEYMAR anuncia que será pai ainda neste ano. No comunicado, o jogador pede à imprensa que respeite a privacidade da mãe, que não teve o nome revelado. “Essa medida visa dar tranqüilidade a ela durante os próximos meses, evitando sua exposição de forma desnecessária e garantindo, principalmente, a privacidade da criança”, informou a assessoria do jogador.

O BRASIL decide impor barreiras alfandegárias à importação de carros. O objetivo é forçar a ARGENTINA, cujo setor automotivo representa 40% das exportações para o BRASIL, a rever suas medidas protecionistas. A partir de agora os importares de carros devem solicitar licenças de importação não automáticas para 600 produtos, o que significa uma espera de até 60 dias. Para não prejudicar o funcionamento das montadoras, pneus e autopeças não estão incluídos na exigência.

ROGER FEDERER provou que não está bem no saibro neste ano. Hoje, o número três do mundo foi eliminado pelo francês RICHARD GASQUET pelas oitavas de final do MASTERS 1000 de ROMA. Foi a segunda vitória de GASQUET sobre o suíço – a outra havia sido em 2005. RAFAEL NADAL e NOVAK DJOKOVIC avançaram no torneio.

Os dois terremotos que abalaram na quarta-feira, dia 11, a cidade espanhola de LORCA, em MÚRCIA, danificaram o principal ponto turístico da região, um castelo que começou a ser construído ainda no século IX. Segundo o governo, uma das torres da fortaleza medieval acabou parcialmente danificada e “deslocada de sua posição original”. Uma outra parte da construção desmoronou. PEDRO ALBERTO CRUZ, conselheiro de Cultura e Turismo da região de MÚRCIA, onde fica LORCA, qualificou o terremoto de “a maior catástrofe patrimonial ocorrida nos últimos anos na EUROPA.”
O número de vítimas dos terremotos que atingiram a cidade de LORCA, na ESPANHA, subiu hoje para 9, após a morte de uma mulher de 41 anos, que estava internada em estado grave. Autoridades informaram que 293 pessoas ficaram feridas. Com medo de réplicas dos tremores, entre 10 mil e 15 mil habitantes passaram a noite em parques, praças e estacionamentos, segundo a prefeitura de LORCA.

A Justiça alemã condenou hoje o ex-guarda nazista JOHN DEMJANJUK, de 91 anos, a 5 anos de prisão por participar do assassinato de mais de 28 mil judeus em um campo de concentração de SOBIBOR, na POLÔNIA, durante a Segunda Guerra. O ucraniano nega que tivesse servido como guarda, dizendo que também foi uma vítima da guerra, mas como prisioneiro soviético.

Ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) atingiram hoje o complexo onde vive o ditador da LÍBIA, MUAMAR KADAFI, em TRÍPOLI. O ataque matou seis pessoas e deixou dez feridos. O local já tinha sido atacado na terça-feira, dia 10. Segundo o governo líbio, todos os mortos são civis – informação que não pôde ser confirmada por fontes independentes. A imprensa estrangeira foi autorizada a visitar o complexo de BAB AL-AZAZIYAH para ver os estragos causados pelo bombardeio, que afetou casas e prédios vizinhos, incluindo um hotel onde alguns jornalistas estavam hospedados.

Soldados sírios apoiados por tanques cercaram hoje a cidade de HAMA, cenário do massacre de cerca de 20 mil pessoas pelo regime de HAFEZ ASSAD, pai do atual ditador BASHAR, durante uma rebelião da maioria sunita em 1982. Na véspera, policiais reprimiram com cassetetes a maior manifestação registrada até agora em ALEPO, a maior cidade do país, com 2,3 milhões de habitantes. Pelo menos 18 pessoas foram mortas em várias operações do Exército no sul e no centro da SÍRIA. De acordo com o ativista de direitos humanos MUSTAFA OSSO, soldados estavam hoje prendendo moradores de HAMA. O jornal estatal AL-WATAN noticiou que ASSAD se reuniu durante quase 4 horas com um grupo de clérigos de HAMA, que pediram que o regime permita o retorno de moradores da cidade, que vivem no exílio desde aquela época.
Em ALEPO, manifestantes reuniram-se no campus universitário da cidade, capital econômica do país e importante destino turístico. Testemunhas disseram que cerca de 2 mil manifestantes foram dispersos.
Segundo grupos de direitos humanos, mais de 750 pessoas foram mortas e milhares detidos. A agência de notícias estatal SANA informou que cem soldados e policiais foram mortos nos confrontos com “grupos terroristas armados”.

As fotos do corpo de OSAMA BIN LADEN foram exibidas para um grupo de senadores americanos hoje. Alguns deles, que classificaram as imagens como macabras, disseram ser possível divulgar publicamente as que foram feitas no porta-aviões antes de o corpo do saudita ser jogado ao mar. “Elas são horrendas, claro, afinal foram tiradas logo depois do incidente”, disse o senador republicano JAMES INHOF, que integra a Comissão de Serviços Armados do Congresso americano.       

2 012     :    -     SÁBADO
Nesta manhã recebo um telefonema da doutora NELLY FERREIRA CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Ela relembra a data de 21 de julho. Há dias atrás nós nos reunimos para alivanhar o desenrolar dessa cerimônia comemorativa dos 80 Anos da Revolução Constitucionalista que o IHGSP irá realizar em parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Passo uma grande parte deste sábado relendo apontamentos em minha biblioteca, além de atualizar o dia 12 de maio e preparar livros de janeiro de 2010 para serem arquivados na hemeroteca. Tenho também de lançar em meu blog dois dias atrasados e ler dezenas de e-mails que foram deixados no arquivo durante a atribulada semana.
Um desses e-mails é me mandado pelo Professor BIAJONE e trata de uma solenidade que acontecerá em BURI no próximo dia 24. Como tenho uma cerimônia na APMBB no mesmo dia e na mesma hora, estou impossibilitado de comparecer em BURI nessa data. Pretendo acertar com o CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO para ir em meu lugar.
CARISSIMOS AMIGOS
Segue anexo texto solicitado por EDMUNDO para noticia a ser publicada nos meios impressos referente às celebrações do dia 24 de maio de 2012, praça NOVE DE JULHO, em nossa BURI:
BURI e os 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32
No município de Buri, a 24 de maio de 2012, será realizada a cerimônia de reinauguração da Praça “9 de Julho”. Trata-se da primeira fase de um trabalho de resgate da participação desse impávido município na Revolução Constitucionalista de 32, que este ano comemora 80 anos e que em Buri deixou expressivas marcas na sua história, gente e tradições. O trabalho de resgate está sendo realizado em conjunto por dois núcleos de correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, o “Paulistas de Itapetininga! Às Armas!!” de Itapetininga e o “Baionetas de Buri” de Buri, ambos sucursais dessa sociedade no interior do estado, sendo que este último foi recentemente fundado, a 12 de abril de 2012, pela iniciativa do seu também presidente, o advogado Dr. José Roque Dias. Nesta primeira fase dos trabalhos, está prevista a reinauguração da Praça “9 de Julho” com a cerimônia de descerramento de placa alusiva ao evento por parte de autoridades civis e militares locais, entre elas, o Prefeito Municipal Cláudio Romualdo Ú Fonseca, que na ocasião deste evento será condecorado com a medalha M.M.D.C, concedida pela Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em reconhecimento aos relevantes serviços que tem prestado à causa do resgate histórico da epopéia da Revolução de 32 em Buri. A cerimônia contará também com a participação de alunos de escolas municipais de Buri, os quais, trajando uniforme especialmente confeccionado para as comemorações dos 80 anos da Revolução, abrilhantarão com o vigor da juventude essa que será o início de uma série de eventos comemorativos ao longo de 2012, entre eles a inauguração da placa “Aos Heróis de Buri que lutaram por São Paulo”, na estação ferroviária da cidade, a 16 de junho do corrente, com a realização de salva de tiros por cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e a inauguração do Parque Histórico Constitucionalista Trem Blindado, cuja construção está prevista para esse mesmo ano.
Enorme abraço,
Jefferson

Essa época do ano não é agradável para mim. Trata-se do DIA DAS MAES, que se comemorará amanhã. Perdi minha mãe em 11 de maio de 2004, e as leituras de minhas memórias não servem para contemporizar o infausto acontecimento, mas sim para tornar vivas as lembranças daqueles anos todos que estivemos ao seu lado.

Subordinada ao Comando Militar do Sudeste (CMSE) a Segunda Região Militar (2ª RM) – REGIÃO DAS BANDEIRAS – tem novo Comandante. É ele o GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, em substituição ao GENERAL-DE-DIVISÃO ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI JÚNIOR, que assumiu o posto de DIRETOR DE MATERIAL DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO, em BRASÍLIA. A solenidade de passagem de Comando aconteceu hoje pela manhã, no quartel-general do CMSE, no IBIRAPUERA. O GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS era SUBCHEFE de DOUTRINA MILITAR TERRESTRE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO BRASILEIRO. O GENERAL-DE-EXERCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO presidiu a solenidade. Entre os presentes: GENERAL-DE DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO, Comandante da 2ª DIVISÃO DO EXÉRCITO; BRIGADEIRO-DO-AR JORGE LUIZ ALVES DE BARROS SANTOS, Chefe do Estado Maior do IV COMAR, CORONELL Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, Comandante do CPOR/SP, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM MARCO ANTONIO SEVERO SILVA, Comandante do GRPAe; CORONEL PM MEIRA, Chefe da CASA MILITAR;

Dois policiais rodoviários e um caminhoneiro morreram em um acidente na SP-255, na região de BAURU. Os policiais ALBERTO BORGES PINHO, de 48 anos, e RODRIGO FERREIRA, de 28, atendiam um acidente sem vítimas envolvendo um caminhão e uma caminhonete quando um veículo do tipo bitrem perdeu o controle e tombou sobre eles. NELSON FERREIRA CARVALHO, 53 anos, motorista do caminhão do primeiro acidente, também morreu no local.

O traficante MÁRCIO JOSÉ SABINO PEREIRA, o MATEMÁTICO, o mais procurado do Estado do RIO, foi morto ontem à noite em confronto com a polícia. O corpo foi encontrado hoje de manhã em um carro, em BANGU, zona oeste da capital, área em que sua quadrilha atua, ainda não coberta pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A operação mobilizou agentes das Polícias Federal, Civil e Militar. MATEMÁTICO era chefe do tráfico de drogas nas Favelas da CORÉIA e TAQUARAL, em SENADOR CAMARÁ, e VILA ALIANÇA, em BANGU. O carro com o corpo foi localizado ao lado de uma escola municipal, em um dos acessos à VILA ALIANÇA. Ele levou tiros numa perna e nas costas, disparados por um atirador de elite de helicóptero da Polícia Civil. Comparsas tentaram prestar socorro, mas, por causa da grande quantidade de policiais bloqueando as saídas, abandonaram-no e fugiram. MATEMÁTICO era investigado em 26 inquéritos e havia 15 mandados de prisão contra ele, por tráfico, associação para o tráfico e formação de quadrilha. O cerco vem de março e se intensificou em maio, com operações sistemáticas nas Favelas da CORÉIA e TAQUARAL. Há 22 dias, foi preso seu braço direito. Logo o valor da recompensa oferecida pelo DISQUE-DENÚNCIA subiu de três mil para 10 mil reais. Imediatamente, o número de informações aumentou.

PEP GUARDIOLA não encerrou sua passagem vitoriosa pelo BARCELONA no Campeonato Espanhol do jeito que estava acostumado, depois de quatro anos no cargo e três títulos nacionais. A última partida dele no comando do time pela competição terminou em empate por 2 a 2 contra o BELIS fora de casa. Um gol de KEITA nos acréscimos salvou o time da derrota. E GUARDIOLA se despediu.

O suíço ROGER FEDERER enfrenta amanhã o checo TOMAS BERDYCH na decisão do MASTERS 1000 DE MADRI. Hoje, o ex-número 1 do mundo ganhou por 2 sets a 0 do sérvio JANKO TIPSAREVIC, que havia eliminado NOVAK DJOKOVIC. Na semifinal BERDYCH derrotou o argentino JUAN MARTIN DEL POTRO. FEDERER foi campeão em MADRI em 2006 e 2009 e no confronto direto com o checo tem dez vitórias e quatro derrotas.

A exemplo de NIGEL MANSELL em 1992 com WILLIAMS no circuito de SILVESTONE (INGLATERRA), LEWIS HAMILTON, da McLAREN, disse hoje ter dado a volta da sua vida para estabelecer a pole position do GP DA ESPANHA. Mas recebeu, depois de festejar com os mecânicos, uma notícia bem desagradável: os comissários o desclassificaram e ele terá de largar em ultimo. Dessa forma, o segundo colocado no grid, o surpreendente PASTOR MALDONADO, da WILLIAMS, vai largar na primeira colocação e, para delírio da ruidosa torcida espanhola, FERNANDO ALONSO, da FERRARI, sairá em segundo. HAMILTON foi punido por ter menos gasolina no tanque do que o mínimo exigido para os treinos de classificação. O objetivo é evitar de o piloto sair para sua volta lançada com gasolina apenas para aquele giro, o que seria uma vantagem por o carro estar mais leve. Na segunda fila do GP DA ESPANHA vai largar a dupla da LOTUS, com ROMAIN GROSJEAN e KIMI RAIKKONEN. Na FERRARI, FELIPE MASSA ficou muito longe de seu companheiro: vai sair em 16º. BRUNO SENNA segue-o em 17º lugar.

Ataques de insurgentes afegãos mataram hoje três soldados das tropas da OTAN no sul do AFEGANISTÃO, e um quarto militar morreu de ferimentos não relacionados ao atentado, segundo comunicado da organização. A OTAN não forneceu detalhes sobre os mortos – a organização, normalmente, aguarda que os próprios países-membros divulguem as informações. Somente este mês, 18 militares da coalizão liderada pelos EUA morreram no AFEGANISTÃO. Ainda hoje, na Província de BADGHIS, no noroeste do país, SHAFAFUDIN MAJEDI, porta-voz do governo local, informou que uma bomba explodiu na beira de uma estrada, matando quatro policiais que iam para o distrito de QADIS.

Uma ofensiva do Exército iemenita, apoiada por ataques de aviões não tripulados americanos (drones), contra radicais islâmicos deixou ao menos 23 mortos hoje. O ataque aconteceu após a revelação de que um agente infiltrado pelo Exército saudita frustrou um atentado planejado pela AL-QAEDA na Península Arábica contra alvo americanos. Uma ofensiva combinada do Exército e da Força Aérea no sul do país tentou retomar as cidades de ZINJIBAR e JAAR do controle dos militantes islâmicos. Três militares iemenitas morreram.

Algumas pesquisas nos ESTADOS UNIDOS colocam o republicano MITT ROMNEY à frente do presidente BARACK OBAMA. Em outras, o democrata aparece em vantagem. A eleição, porém, é indireta. O próximo presidente americano será escolhido por um Colégio Eleitoral formado por 538 delegados de 50 Estados e da capital do país. Segundo as regras do jogo, portanto, o caminho de OBAMA parece mais fácil do que indicam as pesquisas. Um candidato pode, portanto, ter mais votos nas urnas, mas perde no fim. Foi o que ocorreu em 2000, quando o democrata AL GORE recebeu meio milhão de votos a mais que o republicano e ex-presidente GEORGE W. BUSH, mas teve cinco votos a menos no Colégio Eleitoral.    

2 013    :      -     DOMINGO
Muito boa a repercussão que tivemos ontem com os eventos de PIRACICABA e SÃO PEDRO. Recebo mensagens que dizem tudo:
Coronel Mário Ventura
Obrigado por sua presença, por sua confiança em nós e , principalmente , pela paciência em dedicar-se um dia de sua vida junto a nós, na data de ontem. Espero que tenha feito bom retorno à sua cidade. Creio que o sr. não percebeu, mas eu, minha família e a Anna Thereza acompanhamos a viatura em que o sr. estava até boa parte na estrada de São Pedro / Piracicaba.
Levantei hoje afoito em ver a repercussão de nossa solenidade. E não é que fomos chamada na capa do Jornal de Piracicaba ?!?!? E dentro, mais uma matéria de meia página colorida sobre o evento, destacando sua participação e a do deputado estadual Major Olímpio.
Cabe lembrar que o evento contou com a confiança de várias entidades da sociedade, afinal, unir perto de 170 pessoas numa manhã de sábado, não é fácil. Para tanto, tivemos a representação do poder executivo através do Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarin, e do presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, João Manoel dos Santos, entre tantos outro com o comandante interino do 10° BPMI, MJ PM Marcos Fernandes.
Foi uma solenidade simples, na medida do possível, onde houve mais dedicação que muito suor nos tirou, com investimento praticamente zero de ordem financeira.
Mas creio que depois de tudo, desta credibilidade que tivemos diante dos poderes constituídos e da imprensa, estamos no caminho certo e a cidade sente muita carência com a valorização de seus feitios.
Piracicaba possui cerca de 400 mil habitantes, mas é referência regional para diversas cidades, envolvendo perto de 1 milhão de pessoas que vivem dos empregos ofertados, do comércio, da saúde e outras áreas.
Destaco também que a confiança em nosso serviço é sacramentada, como disse, pela imprensa, através da qual ocupamos meia página na sexta-feira no Jornal de Piracicaba, meia página na Gazeta de Piracicaba na edição de ontem, mais meia página hoje com chamada na capa do Jornal de Piracicaba. Cada espaço desse custa em média 7.600,00 reais. Jornal algum desperdiçaria este valor se não confiasse na causa de elevar heróis locais.
Posso receber críticas, as quais sei que virão. Sou jornalista há 34 anos e por tratar com idéias, ideais , filosofias e pontos de vistas sei que todos não pensamos iguais. Aí que entram méritos e desméritos, concórdia e discórida, paz e amor e outras balelas poéticas que a vida nos ensina. Busquei o bem comum. Fiz a parte de cerimorinalista pela ausência de termos amizade com um profissional da área ou possuirmos caixa para pagar tal pessoa (em torno de 300,00 para um evento como este).
Escrevo esta parte, pois, como bem sabe a Anna, a qual tem me acompanhado com maior intensidade nas últimas semana, sem um propósito pessoal. Sempre dedicando-me à causa constitucionalista, mesmo que para isso, tenha que deixar de me dedicar à família, aos serviços que presto para empresas locais.
Resumindo, obrigado mais uma vez e confiança. Foi o nosso primeiro passo. Esperamos deixar longas pegadas (calço 45 !) ao longo dessa estrada que estamos trilhando juntos.
Bom domingo a todos !
Edson Rontani Júnior

ESTIMADO RONTANI
Espero que nesse DIA DAS MÃES, ao lado de seus familiares, possa se reconfortar da jornada de ontem.
Mas o sucesso da solenidade era certo. O seu esforço em bem conduzir o evento não foi somente ontem. É um trabalho de mais de 40 dias, ao organizar, pacientemente, os pequenos detalhes da cerimônia. Você escolheu com muita propriedade os nomes dos homenageados e, é lógico, o fruto do seu trabalho teria de ser
reconhecido.
Meu agradecimento por tudo. PIRACICABA se destaca sobremaneira na história do Movimento Constitucionalista, principalmente pelo grande trabalho do EGYDIO e seu. Veja que as páginas do blog VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA são de conhecimento internacional.
O deputado estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES demonstrou grande admiração pelo trabalho de vocês.

EDSON
Excelente mensagem que você enviou ao nosso caríssimo Presidente e ínclito Comandante Cel VENTURA com cópia para o nosso competente e amicíssimo Prof. BIAJONE.
Todo o nosso sentimento de satisfação está exposto nela, nada a acrescentar e retirar.
Com esse passo gigante e marcante para PIRACICABA creio que fincamos e consolidamos de uma vez por todas nossa bandeira do MMDC.
Creio que agora as ordens dos fatores se inverteram: para a solenidade de 9 de julho já não vamos ficar tão dependentes de Marcelo Oliveira (Comitê Eventos Cívicos da Câmara) para nossa participação na mesma, ainda mais, com mais uma genial sua ideia da entrega dos Diplomas MMDC pendentes nesse dia vamos nos destacar novamente.
Excelente, também, seu desempenho na condução da cerimônia, em que tudo transcorreu tranquilamente, em plena harmonia com o tema proposto, prestei a atenção no semblante de todos os participantes em que muitos se emocionaram com as falas dos discursos; você esteve tão bem no controle da situação que os agraciados saíram todos satisfeitos mesmo sem terem recebidos seus respectivos diplomas, algo que eu temia acontecer o contrário e sobrarem críticas da imprensa local.
Missão cumprida com notoriedade mais uma vez e talvez, caso queira, vá reunindo fôlego para meados de outubro (02 de outubro - Dia do Armistício - fim das hostilidades revolução de 32) quiçá com a Medalha Governador Pedro de Toledo ou a Constitucionalista no Decreto 29.896 que acredito que Cel VENTURA lhe participará a partir do final de agosto próximo.
Já introduzi notícias do jornal de hoje sobre a solenidade que destacou em nosso blog e, conforme, você for me enviando as fotos mais destacadas do evento irei postando-as.
Todo esse sucesso você contribuiu com 85%, a esforçada ANNA THEREZA com mais 10% e eu, Egydio, com os demais 5%, formamos uma bela, UNIDA e harmônica equipe.
Recebi o convite, ontem, pessoalmente da diretora da Faculdade Anhanguera convidando-me para várias palestras naquele estabelecimento de ensino superior sobre a Revolução de 32 e nos próximos dias que antecedem o 9 de julho devemos trocar idéias objetivando esse proceder.
Mais uma vez meus parabéns a você e a ANNA pela brilhante dedicação e desempenho em que PIRACICABA foi quem mais ganhou com este acontecimento histórico.
Enorme abraço e sempre no contato.
Egydio

Estimado Presidente de NC EDSON RONTANI
Foi com enorme alegria que recebi sua mensagem relatório sobre a belíssima solenidade em conjunto ocorrida ontem entre os NCs de PIRACICABA e de SÃO PEDRO tal como magistralmente reportada no blog do NC em http://voluntariosdepiracicaba.blogspot.com.br/
Meus parabéns a você, ao nosso ínclito conselheiro de NC EGYDIO, ao presidente de NC JF AGUIAR e a todos que direta e indiretamente colaboraram para a realização e efetivo sucesso dessa solenidade que não so entrou para a história cinquentenária da Sociedade, mas sobretudo de PIRACICABA e SÃO PEDRO.
Minha ausência, justificada pelo excesso de trabalho universitário e acadêmico, pode ser transferida no desejo de felicidades e votos de sucesso que o evento de forma decidida soube aquilatar: a memória de nossos combatentes de 32 foi resgatada para enorme público e as condecorações honrosamente concedidas o foram para elevar o nome e os feitos deles, a razão de existir do labutar histórico dos NCs.
Meus reiterados parabéns por terem realizado uma solenidade que contou com a presença de tão distintas personalidades com esse fim e altivo propósito.
Ontem, 11 de maio de 2013, em Itapetininga, também tivemos dois heróis cujas vidas foram evidenciadas.
Comemoramos o Dia da Vitória da II Guerra Mundial na sede do Tiro de Guerra local onde os pracinhas VICTORIO NALESSO (http://pec.itapetininga.com.br/vitorio.htm) e ARGEMIRO DE TOLEDO FILHO (http://pec.itapetininga.com.br/argemiro.htm) foram condecorados pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil. Coube-me a honra de deixar a cátedra e alunos aguardando por alguns minutos para vestir o terno, cruzar o outro lado da rua da FATEC, onde fica o Tiro e condecorar esses heróis itapetininganos em nome daquela associação, em tempo ainda para retornar à sala de aula, pois o tempo, esse não para. Defitivamente a colheita é grande, e trabalhadores faltam. Ainda assim, não arrefaçamos essa vontade de lutar que caracteriza os NCs e cada um de seus componentes. SIGAMOS EM FRENTE CARISSIMOS IRMÃOS! À LUTA!
Enorme abraço e votos de feliz Dia das Mães para todos.
BIAJONE
Maio 12, 2013

Do nosso amigo TAGLIANETTI, de CURITIBA, vem a mensagem:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Alvíssaras !
Neste "DIA das MÃES", através de sua pessoa, saudamos a Sra. VENTURA, sua nobre "GENERALA" Com apreço, os Taglianetti's

CARO MARIANO
Meus agradecimentos pela sua gentileza em mandar uma mensagem num dia tão significativo em nossa existência.
Conversei com a "generala", que passou 17 dias curtindo uma de suas piores gripes. Ontem, ela, surpreendentemente, quis almoçar um feijoada e hoje está espertinha para mais tarde comemorarmos o DIA DA MÃES em companhia de parentes.
Desejamos a você e seus familiares um ótimo domingo, muito especial para todos nós. 

Vamos almoçar na casa do NELSON PEREIRA DE SOUZA e SORAYA EL MOUALLEM. Trata-se de uma comemoração do DIA DAS MÃES. LUCINDA acha-se restabelecida da última gripe que lhe pegou. BRUNO EL MOUALLEM SOUZA, KATYA EL MOUALLEM, IAGO EL MOUALLEM, FÁTIMA MATHIAS TININHA, MAIRA HILDEBRAND, MÁRCIO SOUZA, LUÍS FILIPE, NILSON TAUIL MATHIAS, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, MARLENE e outras pessoas estão presentes nesse momento de alegria para as mães. Passamos algumas horas da tarde na companhia dos parentes do IAGO. O PAULO CÉSAR e seu filho IAGO curtem nesta tarde o jogo CORINTHIANS x SANTOS:
A vitória por 2 a 1 sobre o Santos no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista não deixou os jogadores do Corinthians plenamente satisfeitos. Após o clássico deste domingo, no Pacaembu, os comandados de Tite lamentaram bastante o gol sofrido no final. “A gente poderia ter construído uma vantagem maior”, reclamou o atacante Emerson, que desperdiçou pelo menos duas chances claras de gol. Pelo Corinthians, o volante Paulinho e o zagueiro Paulo André balançaram a rede. O defensor Durval descontou para o Santos. “É um clássico, uma final, então não tem jeito. A decisão ficará mesmo para o segundo jogo”, tentou se conformar o Sheik, já projetando a partida de volta do próximo domingo, na Vila Belmiro. O Corinthians poderá até empatar para ficar com o título na casa do rival. Apesar de ter feito o que Emerson não conseguiu – o gol –, Paulinho também esperava deixar o Pacaembu com uma vantagem maior. “Pelo volume de jogo... Não sei se eles tiveram sorte, pois essa palavra é um pouco ruim, mas poderíamos ter feito três ou quatro gols. Só deu Corinthians na primeira etapa”, argumentou. Paulinho dedicou o seu gol para a mãe Erica e para a esposa Bárbara, em função do Dia das Mães. Ele poderia até ter feito um para cada uma, pois perdeu uma grande chance diante do goleiro Rafael no primeiro tempo. “Vou ficar pensando nesse lance por muito tempo. Se o Pato ou o Guerrero estivesse com a bola ali, haveria mais frieza para marcar”, disse. Mesmo com as lamentações, os corintianos não chegaram a desprezar a vitória. “Poderia ter sido 2 a 0, que a final estaria aberta do mesmo jeito. Temos a vantagem e jogaremos da mesma forma, pressionando, para ficar com o título”, bradou Paulo André, que aproveitou uma sobra de bola dentro da área para chutar firme e deixar a sua marca no clássico. O veterano meia Danilo concluiu o raciocínio de seus companheiros: “Faltou fazer mais gols, poderíamos ter conseguido isso, mas o mais importante é que ganhamos a primeira partida com o Santos”.
Recebo uma mensagem da doutora MARIA LÚCIA CAMARGO:
Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.
Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas." Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um "A".
Após calculada a média da primeira prova todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa.
O professor explicou: "o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso."
1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividí-la;
5. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

Amigos / Irmãos da CBB e demais Amigos,
Complemento comunicação anterior com dados fornecidos pelo Amigo Dr Marcus Vinicius dos Santos, a quem agradeço:
Falecimento do CAP PM JOSÉ ALBERTO VIEIRA SOBRINHO
Genitor do Cel PM REINALDO VIEIRA, Diretor de Esportes e Diretor de Sede da AOPM
O velório acontece no Cemitério Chora Menino, hoje, dia 12 de maio. O enterro será, no mesmo local, às 16h.
Certamente o conceito de alegria pode ser diferente para quem fica e para quem parte. Do ponto de quem fica, não há como se sentir alegre, pois somos conduzidos para a "perda" que temos nessa partida derradeira. 
Mas, no fundo, quando paramos para refletir, algo nos diz que, acreditando piamente ou não, esperamos a perfeição, a plena liberdade da vida eterna, um mundo mais que melhor: infinitamente perfeito!
Que o Amigo Cel Reinaldo e seus familiares, assim como o Amigo Cel Renaldo e Família, possam ser confortados na convicção ou na esperança da perfeição do Criador.
Corrêa de Carvalho

A FERRARI sobrou em BARCELONA. FERNANDO ALONSO contou com um carro muito equilibrado, uma estratégia de parada nos boxes perfeita e venceu o GP DA ESPANHA de F-1. O companheiro de equipe dele, FELIPE MASSA, largou em nono, fez uma corrida de recuperação e terminou em terceiro. Foi o primeiro pódio do brasileiro na atual temporada. O finlandês KIMI RAIKKONEN, da LOTUS, finalizou na segunda colocação. Foi a segunda vitória de ALONSO em casa. A primeira fora em 2006. Com o triunfo de hoje, inclusive, ele pulou para o posto de quarto piloto com o maior número de vitórias na história da categoria. Agora, soma 32, ultrapassando o inglês NIGEL MANSELL, com 31. À frente do espanhol, apenas o alemão MICHAEL SCHUMACHER (91), o francês ALAIN PROST (51) e o brasileiro AYRTON SENNA (41). O feito do ferrarista também encerrou um longo jejum no circuito catalão. Por causa da pista estreita, que impõe dificuldade para ultrapassagens, um piloto fora da primeira fila não vencia a prova desde 1996. ALONSO saiu hoje em quinto. O alemão SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, terminou a prova na quarta colocação. Foi o suficiente para manter a liderança do campeonato, quatro pontos à frente de RAIKKONEN. ALONSO é o terceiro. A próxima etapa do mundial será realizada em 25 de maio, em MÔNACO.

Mais uma vez, MARIA SHARAPOVA não foi páreo para SERENA WILLIAMS. A número 1 do mundo venceu a russa por 3 sets a 0 e conquistou o bicampeonato no MASTERS 1000 DE MADRI. Foi o 50º título da americana, que manteve a hegemonia contra a musa européia, de quem não perde desde 2004. Entre os homens RAFAEL NADAL também continua imbatível. Hoje, o espanhol superou com facilidade o suíço STANISLAS WAWRINK, com parciais de 6/2 e 6/4 e conquistou o terceiro troféu em MADRI. Foi, também, o 40º título de NADAL no saibro, igualando marca do austríaco THOMAS MUSTER.   
O professor, poeta, ensaísta e crítico literário ANTÔNIO MEDINA RODRIGUES era formado em letras pela USP. Antes de concluir a faculdade, já dava aulas de português e literatura. Lecionou, entre outros, nos cursinhos ANGLO e OBJETIVO e no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Paulistano, filho de espanhóis, concluiu mestrado, doutorado e livre-docência em grego. Apesar de amar a cultura grega, nunca visitou o país porque tinha pavor de viagens de avião. “Quando nós falamos em literatura, nós também podemos entender como aquela figura da árvore se desenvolve através do caule, das raízes e depois se torna frondosa. Na raiz da árvore, no caso, podemos encontrar o mundo greco-romano, considerado o mundo clássico. As culturas grega arcaica e clássica também funcionaram como raiz para todo o desenvolvimento da arte de linguagem do Ocidente”, descrevia o professor. MEDINA traduziu do grego “AS AVES” e “LISÍSTRATA – A GREVE DO SEXO”, de ARISTÓFANES, e “O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DE SALOMÃO”, trabalho que demorou dois anos e meio para concluir. Editou ainda a tradução de MANUEL ODORICO MENDES para a “ODISSÉIA” e publicou, entre outros, “AS UTOPIAS GREGAS”. MEDINA trabalhou na CASA DO SABER e escreveu sobre literatura e cultura em jornais como “O ESTADO DE SÃO PAULO” e “FOLHA DE SÃO PAULO”. Além disso, teve seus cursos de literatura exibidos pela TV CULTURA. Em um vídeo disponível no YOUTUBE, compara canções nordestinas à técnica de HOMERO. “Não havia nada que entusiasmasse mais os gregos do que um trecho bem declamado da “ILÍADA”. Algumas pessoas decoravam milhares de versos de HOMERO. Na música nordestina, sobretudo nos anos 1930 e 1940, as canções dos trovadores nordestinos imitam um pouco a técnica de HOMERO porque têm muitas frases decoradas, inclusive com rimas. Esse acervo, imediatamente treinado, produz as belas canções que eles fizeram.” MEDINA faleceu neste dia 12, aos 72 anos, por falência dos rins. Deixa mulher, três filhos e quatro netos. O enterro será no cemitério GETHSEMANI.   
Uma cozinheira de 63 anos passou momentos de terror, ontem à noite, nas mãos de um bandido, na BARRA FUNDA, zona oeste da capital. Além de roubar a bolsa dela, com dinheiro, três celulares, cartões e relógio, a estuprou. O homem acabou preso em seguida como suspeito e, coincidentemente, reencontrou a vítima na delegacia. O ladrão, até então sem antecedentes criminais, foi identificado como JEORES SILVA SANTOS, 27 anos, vigia do Centro de Tradições Nordestinas. No 91º Distrito (CEASA) foi reconhecido pela vítima e autuado em flagrante. A idosa, funcionária de um motel da região, desceu na Estação BARRA FUNDA do Metrô por volta das 21 horas e caminhava em direção ao local de trabalho, sem perceber que estava sendo seguida. No percurso de cerca de quinze minutos JEORES tentou puxar conversa com ela por duas vezes, mas não foi correspondido. Quando a mulher chegou ao seu destino e tocou a campainha do interfone, o homem anunciou o assalto e a puxou pelo braço, arrastando-a até um terreno baldio, onde ordenou: “Pode começar a tirar a roupa”. Após o crime ele fugiu, mas se assustou ao ver uma viatura policial em sua direção e os PMs o abordaram para averiguação. Os pertences da vítima estavam com ele. Outra equipe levou a mulher ao PS e depois à mesma delegacia.
Na tentativa de furtar o cofre do supermercado D´AVÓ da Avenida ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, 1.200, JARDIM HELENA, em SUZANO, na GRANDE SÃO PAULO, uma quadrilha manteve onze funcionários reféns por mais de três horas. A PM cercou o local e os ladrões só se entregaram com a chegada de parentes e da imprensa. O plano do bando começou a ser frustrado quando o SARGENTO PM GIOVANE e os soldados NAPOLITANO e NICOLAU da FORÇA TÁTICA, abordaram dois motoqueiros suspeitos na porta do supermercado e viram várias pessoas correndo no estabelecimento. Foi pedido reforço. Encurralado e com medo do tiroteio, os assaltantes passaram a negociar a libertação dos reféns. Segundo os PMs, muitas pessoas que trabalhavam em outros andares só perceberam o que ocorria quando tudo acabou. Foram presos RICARDO ALVES CARDOSO, de 33 anos; CESAR MORAIS DA SILVA, 24; ALECSANDRO FERREIRA DOS SANTOS, 25; TIAGO DOS SANTOS PORTO, 23; e CRISTIANO CARLOS VIEIRA DE SOUZA, de 23. Quatro têm antecedentes e um havia saído da cadeia em março em liberdade assistida.
Quatro homens foram assassinados no final da madrugada na Rua UBAPITANGA, JARDIM LOURDES, zona leste, em circunstâncias ainda nebulosas. ADRIANO CONTRÉ, de 28 anos; TIAGO DA CONCEIÇÃO GOMES, 27, e BRUNO RODRIGUES DE ANDRADE, 24, estavam caídos próximo a uma fogueira, com diversos tiros nas costas. A 50 metros dali foi achado o corpo de ADJAIR RUTZ, de 35, com um tiro na nuca. Segundo testemunhas, um PÁLIO WEEKEND prata, sem placas, com duas perfurações de bala na lataria, estava no local na hora do crime. O veículo é roubado e, segundo a polícia, os ocupantes podem estar envolvidos.
A Polícia Federal fez, nesta manhã, a maior apreensão de cocaína do ano. Foram 517 quilos. A droga estava embalada em sacos plásticos e acondicionada no meios de móveis, no fundo falso de um caminhão baú, com placas de CAMPINAS. As investigações levaram os agentes a descobrir que o veículo com o carregamento estava em conhecido ponto de parada de caminhoneiros, em um posto de serviço da Rodovia PRESIDENTE DUTRA, de onde sairia para fazer a entrega em GUAIANAZES, na zona leste. Três homens foram buscar a mercadoria e receberam voz de prisão. Eles reagiram, trocaram tiros com os agentes e dois acabaram presos. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações. Os outros dois conseguiram fugir sem levar nada.  
Uma idosa de 67 anos foi agredida com chutes e estuprada na noite de ontem, sábado, em PIRASSUNUNGA. A mulher disse que foi rendida dentro do carro, no centro da cidade, por um jovem aparentando ter 20 anos. Ela aguardava o namorado que estava em casa. Sob ameaça de um revólver, o agressor a obrigou a seguir até um canavial próximo da cidade, onde cometeu os crimes.
Um acidente envolvendo um ônibus de turismo, em SÃO MANUEL, hoje, deixou 25 pessoas feridas. O grupo saiu da região de SOROCABA, para fazer compras em IBITINGA. O desastre aconteceu na volta da viagem, na Rodovia MARECHAL RONDON. No total havia 27 pessoas no veículo, sendo 25 passageiros, o motorista e uma guia. O veículo perdeu o freio, desceu de ré e tombou após atingir o canteiro central. Uma das faixas nos sentido capital precisou ser interditada por uma hora e meia para atendimento das vítimas e retirada do ônibus.
As famílias dos jovens mortos no incêndio na boate KISS, em SANTA MARIA (RS), fizeram do DIA DAS MÃES, hoje, uma data para lembrarem juntos dos seus filhos e dividir a dor da perda pouco mais de três meses após a tragédia. Cerca de 450 pessoas participaram do encontro promovido pela Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia. As mães receberam um presente especial:anjinhos confeccionados com porcelana e tecido. Uma das cenas comuns era o abraço de consolo e de estímulo.
O governo da TURQUIA prendeu nove pessoas que confessaram a participação de dois ataques com carros-bomba, que mataram, ontem, ao menos 46 civis e feriram mais de cem na cidade de REYHANLI, em HATAY, na fronteira com a SÍRIA. A autoridade turca voltou a acusar agentes de inteligência do regime sírio de BASHAR AL-ASSAD pelos atentados e cobrou a comunidade internacional a “tomar medidas contra ASSAD”. O episódio reforçou os temores de que a violência da guerra civil Síria se espalhe pela região, apesar de os esforços diplomáticos para por fim à violência. “Uma organização terrorista vinculada à inteligência síria está por trás do ataque”, acusou o vice-presidente ministro turco, BESIR ATALAY.
O PAPA FRANCISCO realizou hoje, na PRAÇA DE SÃO PEDRO, a primeira cerimônia de canonização de seu pontificado. O religioso consagrou duas religiosas latino-americanas em santas. Foram canonizadas a freira colombiana LAURA MONTOYA (1874-1949) e a mexicana MARIA GUADALUPE GARCIA ZAVALA, conhecida como “mãe LUPITA” (1878-1963), além de 800 mártires italianos assassinados em 1480 pelos otomanos por não aceitarem se converter ao ISLÃ.
Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, nesta tarde, em um tiroteio em NOVA ORLEANS, nos ESTADOS UNIDOS. Cerca de 400 pessoas estavam no local assistindo a tradicional parada de jazz na cidade. Três quarteirões estavam tomados por populares, principalmente mães, pais e filhos. Nenhum suspeito tinha sido preso até à noite. Uma menina de 10 anos está entre os atingidos, mas seu estado de saúde era estável. Nove pessoas foram levadas ao Hospital Universitário por equipes de emergência, oito com ferimentos à bala. Três pessoas estariam em estado crítico. Policiais pediram ajuda das pessoas que estavam no desfile para identificar os atiradores por fotografias ou qualquer outra informação. Eles foram vistos fugindo em direção à CLAIRBORNE AVENUE. Todas as casas do local estavam sendo revistadas.   

 2 014    :    -     SEGUNDA-FEIRA
Prezada Al.Of. PM MANUELLA
DD. Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”.

Examinadas as redações elaboradas pelos alunos oficiais no Concurso sobre o Movimento Constitucionalista de 32 nota-se que muitos desconhecem o episódio de 23 de maio, tido como o “Dia da Juventude” criado por força da LEI Nº 1.547, de 5 de janeiro de 1978.  
Em várias redações afirma-se que os mártires MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO eram estudantes. O PROCESSO MMDC-1932, agora digitalizado, esclarece bem essa situação, bem como o número de feridos, que eram quinze e não apenas quatro ou cinco. Nenhum dos quinze era estudante. É um ponto que deverá ser esclarecido a todos os alunos-oficiais.
As redações também trazem muito do regionalismo, como se São Paulo fosse o único Estado a combater contra o governo provisório de Getúlio Vargas e os outros estados.
Enfim, são trabalhos pertinentes que demonstram o interesse dos alunos oficiais pelo tema e dão a dimensão necessária da razão de ser do nosso núcleo na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na formação dos futuros comandantes em nossas Unidades espalhadas pelo Estado todo.
As notas finais ajuizadas pela Presidência são as seguintes:
Consequências e reflexos da Revolução de 32 para a Polícia Militar ontem e hoje – Lealdade e Constância – 10
Lição de Coragem – 9,8
A Grande Guerra Paulista – 9,6
Legado de 32 – 9,4
Consequências e reflexos.....(mesmo nome da redação que ficou em primeiro lugar) – 9,2
Ecos de uma data imortal – 9,0
As conquistas de 32: A Força de um Ideal – 8,8
O Legado da Revolução Constitucionalista de 32 – 8,6
À Glória, 1932! – 8,4
A Força Pública na Revolução de 32 – 8,2
O Povo Paulista, o Amor à sua Terra e a certeza de um ideal de democracia e justiça – 8,0
Revolução Constitucionalista: Ideais a serem atingidos – 7,8      
Meus parabéns a todos que elaboraram as redações e o meu incentivo para que continuem a honrar a farda que vestem.

Por volta das 9:30 horas, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até a BASE AÉREA de CUMBICA, que está hoje aniversariando. No estacionamento de veículos vou encontrar o WILLIAM MASCARENHAS, que veio em companhia do MOACIR FORTE. Mas chegamos muito cedo. A cerimônia irá começar às 11 horas. Logo também chega o THELL DE MORAES acompanhado de um DEMOLAY. Vamos encontrando velhos conhecidos e fazendo novos. O CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA, classificado por efeito de promoção na CASA MILITAR, está presente. Encontramos o EDSON LUIZ GASPAR, coordenador do Curso Superior de Aviação Civil na UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI, o ANTÔNIO MARTINHO RISSO, da MART MARK (apresentador) da TV CIDADE de GUARULHOS, MHEL LANCEROTTI, do programa CONEXÃO MULHER, da TV GUARULHOS, CANAL 3 NET DIGITAL e 20 ANALÓGICO. Tenho de falar sobre os últimos veteranos e alguns episódios da Revolução de 32. O GENERAL-DE-EXÉRCITO JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS, Comandante do Exército Sudeste, vai presidir a solenidade. Está ao lado do MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR MARCELO KANITZ DAMASCENO. Oficiais superiores das três armas se fazem presente.
Após o coquetel ORÍTIA e seu filho dão-me uma “carona” e me levam até o metrô JABAQUARA. Por volta das 15:20 horas estou chegando ao MMDC. Encontro a porta com dificuldade para abrir. É que foram colocados por baixo dela os diplomas que deverão ser assinados por mim. O MAJOR PM BAIA procurou-me por volta das 13 horas. Encontrou a porta fechada. MARINEI não veio trabalhar. Somente depois, ao abrir os e-mails é que vejo o seu recado. Ela estava cuidando do seu tio, internado, em estado grave, e o mesmo veio a falecer por volta das 4 horas da madrugada.
O 1º TENENTE PM BRASIL, oficial de ligação entre a Academia Militar do Barro Branco e o Núcleo “CADETE ROYTEMBERG ROCHA”, acompanhado de dois alunos-oficiais (um deles é o ARUAN BACCARO DE FREITAS), vêm buscar as redações que foram avaliadas por mim. A solenidade do Núcleo está marcada para às 7 horas de 15 de maio. Telefona-me o MAJOR PM BAIA. Os diplomas das medalhas que serão entregues no dia 30, em SÃO CAETANO DO SUL, são assinados por mim e agora ele deverá vir buscá-los amanhã para levar ao Conselho de Honraria e Mérito. Os cadetes também farão isso com relação aos diplomas das medalhas do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”.
Acompanhado do WILLIAM MASCARENHAS, deixo o MMDC quase às 17 horas. Sinto-me cansado. A viagem para GUARULHOS é um momento de descanso para esse dia atribulado, com alguns desencontros que fazem a cabeça rodar um pouco. Percebo que está na hora de entregar a Presidência para alguém mais novo de idade. Meus 77 anos estão pesando. Mas as eleições somente acontecerão em abril de 2015.    

Medalha Anchieta
1 postagem de 1 autor

Doni 
17 de mai
Amigos
O auditorio da camara municipal estava tomado por oficiais, pracas, policiais civis, gentes penitenciarios e civis.
Estavamos la eu e Marcao (asp 78), Zenildo, Tognetti, Tavares, Chiari, Fleury, DAsti  (asp 68), Brandao, Fuga (nosso mestre no CP), Mello Araujo, Antao (asp 81, gde Scmt PM), Bezerra, Peti, Roth, Rodrigues (APM SAP) e outros irmaos
Alem de ser homenagem mais que justa por tudo que fez durante sua vida publica com coragem, vigor e proposito firme suas palavras deixam escancarado que nao baixa a cabeca para o poder.
Fiquei lisonjeado pelo fato de ter sido convidado para a solenidade e mais, fiquei otimista de ver que temos alguem em quem confiar nosso voto de mudanca pois somente pessoas como o Dr. Ferreira, o Telhada, o Olimpio podem juntas e com propositos comuns, independente de partidos, essas excrecencias, lutar pelo bem da sociedade que e o essencial e nosso bem deve hipotecar-se a esse bem maior.
Ao Dr. Ferreira meus cumprimentos apesar que ja sabia de seu vigor e coragem e so poderia sair compromissos da natureza do que foi exposto em seu discurso que tomo a liberdade de divulgar.
Conte com minhas palavras em sua campanha, humildes mas sempre sinceras.
Donizeti, seu fa numero 1, como tantos..........
PS1: Retirei os acentos por conta de problemas no site de minha turma rsrsrsrsrsrsrs
PS2: O Dr. Ferreira domina a lingua patria portanto minha intervencao, KKKKKKKK, promoveu inumeros erros em seu perfeito, como sempre, texto.

                               Agradecimentos

E com imensa alegria que recebo a Medalha Anchieta, e o diploma de gratidao da  cidade de Sao Paulo, outorgado por esta Camara Municipal, por indicacao do Vereador Coronel Telhada.
Esta alegria tem um significado especial, meu caro Telhada, em razao de sua indicacao.
Alegria que so nao contagia homens publicos de pequeno porte, governantes provincianos, que ligando sua trajetoria politica a Policia Militar, temem contrariar segmentos de pretensos direitos humanos, e por isso se mostram evasivos e se esquivam de receber esta valorosa Medalha.
 Tao-somente porque a indicacao seria sua.
Esteja certo que  homens tao limitados nao estao a altura desta honraria.
Interpreto sua indicacao, Telhada, como retribuicao pelo integral apoio que dei a nossa respeitada ROTA, restaurando, pelo seu Comando, o lugar que sempre deveria ocupar na segurança publica.
 E que comigo, ocupou!
Mas lamentavelmente ja não mais ocupa, pelos mesmos motivos que acabo de alinhar. Frouxidao, medo, falta de espirito publico e de Comando.
Quantos Estados gostariam de ter uma tropa de elite como a ROTA!
Hoje ela esta desprestigiada, aquartelada, empregada de forma restrita, valorosos Oficiais foram sumariamente transferidos, mas felizmente estamos na contagem regressiva. Nao ha mal que sempre dure...
Cabe aqui, Telhada, registar, ao contrario do que esta consignado na excelente revista Segurança Policial, que sua indicacao foi aposta minha, unica, sem contar com o respaldo de mais ninguem.
Ao reves, tentaram me dissuadir da escolha.
Foi mesmo goela abaixo!
Se nao desse certo, falariam: eu bem que avisei. Depois, diante do exito, procuram colher dividendos...
Mas isso nao me surpreende! E proprio da natureza humana.
Os votos que voce recebeu mostram que eu interpretava o anseio da populacao.
Seu Comando foi marcante e sua lideranca incomodava!
Ate uma punicao disciplinar, que so fiquei sabendo muito tempo depois, voce sofreu por prestar honras militares em funeral de soldado da ROTA, morto fora do servico.
Essa punicao, ostente-a como verdadeira medalha, pois algumas sancoes, como sabe, encerram valores maiores do que os elogios faceis, bajuladores e interesseiros.
Sua lideranca foi brilhante, meu caro amigo!
 Os resultados falam por si, nunca se combateu o crime com tanto rigor e como disse em meu discurso na sua posse, o confronto sempre foi uma opcão do bandido.
Nao tive receio de afirmar isso publicamente,  em pleno exercicio do cargo.
 O Estado nao pode se acovardar, contemporizar, se esquivar do confronto com criminosos, cada vez mais ousados, bem armados, que tambem se utilizam de avanços tecnologicos para impor a barbarie.
Esse Governo, por nao entender de seguranca publica, confunde letalidade com execucao (esta sim deve ser tenazmente combatida pelas corregedorias) e canta vitoria onde só coleciona fracassos.
Letalidade e decorrencia de confrontos (troca de tiros) e ao tentar baixa-la como se fosse uma bandeira, conforme entrevistas a imprensa, o atual Governo apenas preserva a integridade fisica dos marginais e estimula essa alta crescente de crimes contra o patrimonio.
Nao atentou o governo que os policiais sao melhores atiradores do que os bandidos – se assim nao fosse, estaria tudo errado.
Mas os bandidos, assaltantes, traficantes, matadores profissionais, quando confrontados, sao sempre mencionados como civis a caminho do trabalho da escola ou da igreja, integrantes de minorias discriminadas e perseguidas, portadores de bons antecedentes; nao sabem sequer diferenciar ausencia de antecedentes de bons antecedentes.
 Nunca sao identificados como integrantes de organizacoes e bandos criminosos.
 O Resultado  Isso que ai esta. Ceu de brigadeiro para ladroes e traficantes
Esta noite e de muita alegria, mas nao posso deixar de registrar, como cidadao, as preocupacoes que se avolumam diante de um quadro cada vez mais desolador.
Desolador, senhores, porque o atual Governo, na area de segurança publica esta a deriva, pela ausencia de uma politica de seguranca publica, que abandonou o que vinha sendo executada desde o inicio do Governo Serra e sequer apresentou uma alternativa para esse delicado setor.
A Seguranca Publica de Sao Paulo conta com 127 mil homens, com equipamentos de ultima geracao em todas as areas de atuacao.
 Esse gigantismo, verdadeiro exercito dentro de Sao Paulo, evidencia que os percalcos atuais e a crescente sensacao de inseguranca decorrem da ausencia de uma politica de seguranca publica.
Politica Publica que nao pode ficar restrita a um mandato governamental ou interrompida ate mesmo na metade da gestao.
Uma clara, definida e transparente politica de seguranca publica e imperiosa e deve ser suprapartidaria, para que possa ser executada, compartilhada, cobrada e acompanhada pelos diversos segmentos sociedade.
Esse o real controle externo do poder de policia assegurado em nossa Constituicao Federal.
 O que falta na atualidade, alem de uma politica definida, e gestao administrativa, posto que os recursos materiais e humanos impressionam pela quantidade e sobretudo pela qualidade.
Atordoado com a escalada do crime, com o numero de roubos atingindo seu maior patamar em 19 anos, atordoado, repito, o Governo apresenta solucoes mais midiaticas do que eficazes
Primeiro o pagamento de bonus, que se revelou inviavel pelos indicadores criminais publicados. Agora vao excluir os indicadores que nao conseguem diminuir e alterar a metodologia... Puro casuismo
Depois o pagamento de horas extras para Policiais Militares trabalharem no periodo de descanso
Nunca vi um Governo que se preze pagar horas extras para sua propria policia.
Mas so no segmento fardado, que lhe rende visibilidade e dividendos eleitorais.
E as horas dedicadas pelo policial civil no curso de investigacoes que demandam nao raro, dias, semanas e meses para elucidacao de crimes 
Durante um sequestro, as equipes de policiais civis nao cumprem expediente nem escala de servico previamente fixada...
O pagamento de horas extras e a prova mais eloquente que o governo reconhece que paga mal seus policiais!
Da mostras que possui recursos financeiros, mas prefere aplica-los de acordo com sua conveniencia.
Depois, a recompensa financeira, revivendo expediente empregado no velho oeste americano, que pode gerar uma industria de pagamentos indevidos. Medida anteriormente posta em pratica por sindicato de transporte de cargas e que se revelou inocua.
Com uma avalanche de propaganda, sobre essa recompensa financeira, nao se da conta que esta sendo irresponsavel, sufocando o Disque-Denuncia, que nao recebe o devido apoio e ja atua aquem de sua real capacidade por falta de recursos materiais e humanos, sobrecarregado pela demanda gerada por essa propaganda eleitoral dissimulada.
Essa falta de politica de segurança publica faz o Governo criar vagas virtuais no sistema penitenciario, aumentar o efetivo da Policia Militar contando como operacionais, PMs empregados como mecanicos, telefonistas e outras atividades administrativas.
 Curioso que esse Governo tem recursos financeiros para pagar bonus para policiais, tem recursos financeiros para pagar recompensas para informantes, tem recursosfinanceiros para pagar diarias especiais para jornada extraordinaria de trabalho, MAS NAO TEM DINHEIRO PARA pagar um salario compativel aos seus policiais e agentes penitenciarios.
Nao tem dinheiro para PAGAR SEGURO DE VIDA PARA SEUS POLICIAIS (GARANTIA QUE SEMPRE EXISTIU, ATE 31 DE OUTUBRO DE 2.013), diga-se de passagem!.
E NAO TEM ESTRUTURA (ou nao quer ter) PARA PAGAR INDENIZACOES POR MORTE OU INVALIDEZ PERMANENTE DE POLICIAIS VITIMADOS em servico ou fora dele, mas em decorrencia da condicao de policial!
Apanhado desprevenido em sua leniencia pela imprensa, de forma primitiva, sem cerimonia, afirma que nao paga porque ha falta de registro de pedidos de indenizacoes por parte de familiares, conforme reportagem estampada hoje no jornal a  “Folha de Sao Paulo”.
Ora, desde quando o Governo deve ser notificado para cumprir uma obrigacao que por lei é dele, para minimizar o sofrimento de mutilados, viuvas e orfaos
Em materia de segurança publica este nao e um governo atuante.
Como se ve, so decide por decurso de prazo e quando cobrado pela imprensa
Por arremate, so fiz parte dele por mera casualidade, em decorrencia da
minha atuacao no Governo Serra.
Todos sabem disso
Finalizando, registro uma vez mais que a alegria e imensa e me emociono ao ver aqui grandes amigos da Policia Militar, da Policia Civil, da Policia  Científica e da  Administracao Penitenciaria, segmento que tenho um carinho especial.
Amigos que acrescentei ao meu micro-entorno e que iluminam meu caminho, pacificam meu coracao e melhoram minha existencia.
Muito Obrigado.

O ex-cirurgião FARAH JORGE FARAH começou a ser julgado hoje, em SÃO PAULO. Ele é acusado de matar e esquartejar a paciente MARIA DO CARMO ALVES. A ex-atendente da clínica ROSÂNGELA ROSA DA SILVA, chamada pela defesa, disse que a vítima procurava insistentemente pelo cirurgião. Também hoje, o psiquiatra IRITO SHIRAKAWA, vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, constatou que o acusado não era psicopata e que não sofria de epilepsia, derrubando uma das teses da defesa.

“Foi uma selvageria. Uma maldade. É difícil imaginar que um ser humano tenha coragem de ter feito isso, ainda mais com uma mulher”. Assim qualificou o delegado titular da Divisão de Homicídios do DHPP, ITAGIBA ANTÔNIO VIERA FRANCO, sobre o crime bárbaro ocorrido no dia 24 de abril, na periferia de BARUERI. A diarista ANE KELLY SANTOS de 26 anos, foi sequestrada, torturada e morta. Não derramou uma lágrima, o que aumentou a fúria dos seus algozes. Deixou quatro filhas.
Toda a ação dos bandidos foi gravada e as imagens chegaram até a Polícia Civil, de forma anônima, na última sexta-feira. No domingo, as autoridades prenderam três suspeitos: JACSON NUNES PEREIRA, de 21 anos; VALMIR LIMA DE OLIVEIRA e RENATA FONSECA DA SILVA, ambos de 27.
Tudo começou quando JACSON, ladrão de motos e carros e fraudador de máquinas de caça-níqueis confesso, começou a perceber que os 27 mil reais acumulados e guardados em casa, frutos do crime, estavam desaparecendo de sua residência, localizada na Favela ASSUCARÁ, em BARUERI.
As únicas pessoas de quem desconfiou foi seu amigo VALMIR e sua namorada, RENATA. Como eles negaram a participação no furto, JACSON só visualizou uma outra pessoa: a empregada doméstica ANE KELLY.
“Armaram uma emboscada em uma padaria. Pararam o carro antes para não serem pegos pelas câmeras e ofereceram uma carona”, relatou ITAGIBA.
ANE KELLY foi levada para uma casa abandonada, também na FAVELA ASSUCARÁ, que serve de ponto de vendas e consumo de drogas. Lá estavam dois menores. Um fugiu e o outro resolveu ficar e colaborar com as cenas de horror que se seguiram.
ANE KELLY negou o furto e levou uma coronhada na cabeça. Após o golpe, acabou confessando. Com um martelo, teve unhas arrancadas. Depois teve um olho furado, pele queimada com um garfo, tomou um tiro no pé e foi enforcada. Como sobreviveu, sal foi jogado nas feridas para aumentar sua dor. Quase desmaiada, foi levada de carro, a poucos metros da casa abandonada, para a sua cova. Tomou mais um golpe de machado e foi enterrada, não se sabe se viva ou morta.

O empresário JOSÉ DE ARIMATÉIA JESUS GUERRA, de 53 anos, morreu com um tiro no peito após ter tentado fugir de um assalto na PONTE DO PIQUERI, em PIRITUBA. JOSÉ era dono de uma gráfica e havia acabado de sair do aniversário de uma de suas quatro filhas. Ao ser abordado pelos ladrões em um carro de luxo roubado minutos antes, JOSÉ acelerou a caminhonete e acabou atingido. A vítima rodou por mais 200 metros até pedir socorro. Levado até o hospital, não resistiu. A caminhonete foi encontrada com os vidros fechados e intacta. O veículo usado no crime foi roubado pelo grupo na Rua CRUZEIRO, na BARRA FUNDA.
Segundo o ex-cunhado do empresário, JOSÉ GUERRA já tinha sido vítima de, pelo menos, outras duas tentativas de assalto. A ex-mulher dele não se conformava. “Hoje foi ele, amanhã pode ser eu ou um dos meus filhos”, desabafou VANESSA AUGUSTO. Ninguém tinha sido preso nesta noite.

O grupo terrorista nigeriano BOKO HARAM está disposto a libertar as mais de 200 adolescentes sequestradas em troca de prisioneiros, segundo um vídeo divulgado hoje pelos extremistas islâmicos. As garotas aparecem vestidas com longos véus pretos e cinzas. Elas estão em um lugar aberto, cercadas por árvores e recitando o primeiro capítulo do “ALCORÃO”.
No dia 14 de abril, o BOKO HARAM sequestrou 276 alunas de um colégio em CHIBOK, no leste da NIGÉRIA. Segundo a polícia, 53 jovens escaparam do cativeiro e as outras 223 continuam reféns. O grupo justificou o ataque à escola argumentando que a “educação ocidental tem de acabar. As meninas devem largar a escola e se casar”.
No vídeo, o líder terrorista ABUBAKAR SHEKAU fala por 17 minutos. Durante o discurso, ele está diante de um fundo verde, usando uniforme militar e carregando uma arma automática. Ele diz aceitar trocar as reféns por prisioneiros ligados ao grupo criminoso. ABUBAKAR não precisou quantos presos devem ser libertados. O líder fala primeiro em árabe e depois em hausa, a língua mais usada na região norte da NIGÉRIA. Ele afirma que converteu as adolescentes ao islã.
A polícia nigeriana anunciou uma recompensa de cerca de 688 mil reais por informações que ajudem a localizar as adolescentes. O presidente nigeriano, GOODLUCK JONATHAN, disse que a libertação das jovens colocará um fim ao terrorismo crescente no país.
“Eu acredito que a salvação das meninas capturadas por militantes será um divisor de águas para finalmente vencer o terrorismo na NIGÉRIA.” Ele agradeceu também o REINO UNIDO, a CHINA, os ESTADOS UNIDOS e a FRANÇA pela ajuda que ofereceram nas buscas às jovens desaparecidas.

Um grupo encapuzado lançou dezenas de pedras contra as janelas da Embaixada do Brasil em BERLIM, hoje de madrugada. Algumas vidraças foram quebradas, mas não houve registro de feridos. Em nota, a polícia de BERLIM afirmou que não está excluída uma motivação política para o ataque. Jornais alemães também mencionaram que o ataque pode ter relação com a COPA DO MUNDO no BRASIL. Já a embaixada não relacionou o incidente ao MUNDIAL.

Rebeldes e o governo sírio fecharam um acordo para trocar prisioneiros, segundo informou hoje o jornal pró-governo “AL-WATAN”. O acordo prevê a libertação de 1,5 mil famílias detidas pelos rebeldes na cidade operária de ADRA (35 km da capital do país), em troca da libertação de opositores. Os oposicionistas também concordaram com a entrada de alimentos na cidade – uma família de oito pessoas será trocada pela comida.            

Um homem foi queimado vivo em PALOS BLANCOS, na BOLÍVIA. Ele era acusado de assassinato. Uma multidão amarrou o suposto homicida, de 35 anos, em um poste de uma praça e ateou fogo no suspeito no domingo à noite. O linchamento é uma distorção da Justiça comunitária, prática antiga entre os povos indígenas na BOLÍVIA e prevista na Constituição. 

2 015    :    -   TERÇA-FEIRA
O DIÁRIO OFICIAL ESTÁ PUBLICANDO:
Transferindo para reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap Mus PM 850511-0 Luiz Ricardo Gomes - C Mus - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-1355/15 - Pr. 5.894.513/15).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-14, o Maj PM 892673-5 Samuel Gomes Pereira - 4º BPM/I - Bauru/SP (TLTS e FRCTS DP-1365/15 - Pr. 5.871.955/15).
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 851996-0 Walter Fernandes de Oliveira Junior - Coord Op PM - São Paulo/ SP (TLTS e FRCTS DP-1378/15 - Pr. 5.904.203/15).
WÁLTER FERNANDES DE OLIVEIRA JÚNIOR nasceu no dia 8 de janeiro de 1967. Entrou para as fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 4 de fevereiro de 1985. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1987. Tenho apenas as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990). 
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei nº 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta  HE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96 e a Portaria PM1-7/02/13, de 31-10-13, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM 876050-A Paulo César Barboza de Sousa - 35º BPM/M - Itaquaquecetuba/SP (TLTS e FRCTS DP-1385/15 - Pr. 5.909.773/15).

Nesta tarde, no Obelisco do IBIRAPUERA, MARINEI consegue elaborar a lista dos nossos associados que irão ser condecorados com a Medalha MMDC no dia 22 de maio. A situação da transferência da solenidade de 23 de maio, DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, do Monumento Mausoléu para a Academia Militar do Barro Branco está concretizada e devemos avisar todos os nossos associados dessa  mudança. MARINEI cuida disso também. Outro problema que vai chegando a um final feliz é a entrega da Medalha DRÁUSIO, nos dias 21 e 28 de maio. Aconteceram mudanças de última hora e isso causou certa complicação na confecção de diplomas. Faltam alguns currículos, mas acredito que o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO esteja resolvendo bem com a parceria da equipe do vereador NELO RODOLFO.
Vamos caminhando para dias atribulados, face os compromissos que surgem neste mês. Ainda nesta tarde assino os Ofícios de Outorga e os Diplomas das medalhas do NÚCLEO  MMDC-LESTE que serão entregues na noite da próxima quinta-feira, dia 14, em CAMPINAS.
No horário das 15:30 horas recebo a visita do MAJOR PM SAMUEL. Ele irá nos ajudar com imagem e som na solenidade do dia 22 de maio. Vem conversar conosco a respeito desse evento. Muito conhecido de todos, conversa animadamente com os PMs que se encontram de serviço e que frequentam também o Obelisco, inclusive uma equipe da Corregedoria PM.
Às 16 horas, MARINEI usa seu carro para retornarmos a GUARULHOS. Ela vem me ajudando sobremaneira no transporte até minha casa.
Mas esta noite está reservada para nós um fato doloroso. Nosso Presidente eleito do Conselho Fiscal, FERNANDO MORENO, sofre um infarto. Ele está na UTI do Hospital SANTA MAGGIORE, em PINHEIROS. Passam das 22 horas quando a MARINEI, pelo "WHATSAPP", faz essa comunicação, muito desagradável. O filho do FERNANDO MORENO, o JÚNIOR, está em contato com ela e fica de nos avisar do estado de saúde de seu pai. 

O fantasma da queda precoce no início da COPA DO BRASIL voltou a rondar o estádio do PALMEIRAS, hoje. Mas, diferentemente da trágica eliminação contra o ASA de ARAPIRACA, em 2002, o ALVIVERDE mostrou poder de reação e espantou a zebra contra o SAMPAIO CORRÊA.
Após terminar a primeira etapa perdendo por 1 a 0 - resultado que garantia a classificação dos visitantes - o PALMEIRAS virou a página no segundo tempo e goleou por 5 a 1, num ALLIANZ PARQUE com mais de 24 mil torcedores. Por coincidência, o próximo adversário pode ser justamente o ASA, que disputa vaga contra o VITÓRIA.

Na madrugada desta terça-feira (12), dois menores foram apreendidos com um veículo roubado, em Praia Grande, litoral paulista. A dupla trocou tiros com a polícia e, logo em seguida, foi detida. Um terceiro suspeito envolvido na ação conseguiu fugir e ainda não foi encontrado.
De acordo com informações do G1, os menores têm 11 e 14 anos. Os oficiais apreenderam uma arma de pequeno porte e o veículo, que foi roubado na noite anterior. Na troca de tiros, um dos menores foi baleado no braço e foi levado para o hospital.
Após receber atendimento médico, o jovem de 11 anos foi liberado e levado para o 1º Distrito Policial da cidade. Segundo a polícia, o menino já havia sido flagrado anteriormente com uma moto roubada e, agora, passará por acompanhamento psicológico ao invés de ser levado para a Fundação Casa, que só abriga menores infratores a partir dos 12 anos.

A Policia Civil de SÃO CAETANO DO SUL, no ABC PAULISTA, tenta desvendar um crime que chocou a população do bairro OSWALDO CRUZ. Os corpos da professora CARMEN LÚCIA POLO PAZ, de 47 anos, e do pai dela, o aposentado ELISEU POLO PAZ, 78, foram encontrados dentro de casa, na Rua BERTOLINO CUNHA, 103, na segunda-feira, dia 11, à noite.
A suspeita é que os dois foram assassinados na sexta-feira, dia 8 de maio. Tanto o pai como a filha tinha sinais de tortura pelo corpo. A principal linha de investigação da polícia é latrocínio. Uma bolsa da mulher com cartões de crédito foi levada da residência, segundo o que foi apurado nesta noite.
CARMEN estava com as mãos e os pés amarrados e o rosto coberto com uma toalha entre duas almofadas. ELISEU também estava amarrado, mas com um saco plástico na cabeça. Ela tinha ferimentos no rosto e ele, hematomas na cabeça.

Um novo terremoto, de magnitude 7,4 na escala Richter, sacudiu nesta terça-feira (12) o Nepal e teve seu epicentro registrado a nordeste de Katmandu, a mesma região que foi a mais afetada pelo sismo do último dia 25, e foi seguido de três réplicas, uma delas de magnitude 6,3, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Ao menos 24 pessoas morreram.
O Ministério do Interior do Nepal também informou através do Twitter de um tremor com epicentro entre Dolakha e Sindhupalchowk, sendo que esta última localidade foi onde ocorreram mais de um terço das 8 mil mortes registradas até agora por consequência do terremoto do dia 25.
As autoridades nepalesas indicaram, no entanto, que a intensidade do terremoto foi de 7,1 na escala Richter.
O USGS, por sua vez, reportou que o epicentro do mesmo foi a 22 quilômetros a sudoeste da cidade chinesa de Zham.
Essa mesma entidade informou que após o novo terremoto se produziram, no lapso de 30 minutos, três réplicas de magnitudes 5,6, 5,3 e 6,3, todas elas localizadas a noroeste de Katmandu.
O terremoto também pôde ser sentido no norte da Índia e em Bangladesh.
O Nepal ainda tenta se recuperar do terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o país no dia 25 de abril, deixando mais de 8 mil mortos, mais de 15 mil feridos e dezenas de milhares de casas danificadas.
As autoridades do Nepal, em colaboração com organizações internacionais, tentam levar ajuda às famílias nas regiões do Vale de Katmandu, onde a maior parte das vítimas foram contabilizadas até o momento, além de fazer com que alimentos e apoio médico cheguem aos locais mais afastados.
O terremoto de 25 de abril foi o de maior magnitude a sacudir o Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década. Em 2005, outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na região da Caxemira.

O ditador KIM JONG-UN ordenou a morte por envenenamento de sua tia, KIM KYONG-HUI, após ela reclamar da execução do marido, JAN SONG-THAEK, contou um dissidente norte-coreano à rede norte-americana CNN. A revelação da morte do tio do ditador, em 2013, desencadeou dúvidas sobre o futuro da mulher, que está desaparecida. Segundo o dissidente, KIM mandou matá-la em maio de 2014, meses após o sumiço dela da vida pública, na CORÉIA DO NORTE.

Um barco que transportava cerca de 400 imigrantes de MIANMAR e BANGLADESH foi rebocado para fora das águas territoriais da INDONÉSIA por determinação das autoridades em JACARTA, capital do país, um dia após a embarcação chegar à costa de ACEH. "Não os estamos forçando ir à MALÁSIA ou à AUSTRÁLIA, não é nosso problema. Nosso problema é que não entrem na INDONÉSIA porque não é seu destino", afirmou hoje à Agência FRANCE=PRESSE o oficial da Marinha MANAHAN SIMORANGKIR.

Após uma série de tornados, enchentes e tempestades que deixaram cinco mortos, mais de 50 feridos e um rastro de destruição em edificações, os governadores do TEXAS e do ARKANSAS, nos EUA, declararam situação de desastre, hoje, em diversas cidades. Um casal morreu próximo a um estacionamento em VAN, no TEXAS. Na cidade de 2,5 mil pessoas, um tornado com ventos em torno de 225 km/h destruiu casas. Cães farejadores ainda buscam entre os destroços mais vítimas. Segundo o delegado de incêndio do condado, ZANDT CHUCK ALLEN, cerca de 30% da cidade sofreu com os estragos. Próximo ao município de NASHVILLE, em ARKANSAS, um bebê foi resgatado dos escombros de uma casa móvel. "Ela quase não tinha ferimentos. Foi um milagre", disse JOHN GRAY, médico do condado de HOWARD. Os pais da criança não tiveram a mesma sorte e morreram no local. ASA HUTCHINSON, governador do ARKANSAS, declarou área de desastre em dez condados. Já o governador do TEXAS, GREG ABBOT, declarou estado de desastre em VAN e em outros seis condados.  

O presidente cubano, Fidel Castro, denunciou nesta terça-feira que os Estados Unidos estão criando um "dispositivo militar" para "deter" o movimento político na América Latina e intervir "inclusive no Brasil". Castro afirmou que Washington tem "uma mentalidade intervencionista" e planeja "entrar na Bolívia quando for preciso, e intervir inclusive no Brasil".
Os Estados Unidos "andam buscando bases e criando dispositivos militares para deter a América Latina com as armas", disse Castro ao comentar o envio de 400 soldados americanos ao Paraguai.
Em um discurso de quatro horas por ocasião do 52º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, Castro afirmou que Washington "precisa de uma base contra os latino-americanos e contra qualquer processo político revolucionário na América Latina".
"Há dois ou três dias entraram 400 soldados americanos no Paraguai. O que fazem lá? Será que há uma nova União Soviética ali, ao lado do Paraguai? Para que querem uma base? Quem vão bombardear lá?" - perguntou o presidente cubano para as mais de 5 mil pessoas que assistiam ao ato.
Segundo o "comandante", os Estados Unidos "não aceitam a realidade de que seu sistema conduz à catástrofe" e que a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) "é um fracasso".
Fidel também advertiu que não tolerará as "provocações" dos dissidentes cubanos, que chamou de "mercenários", e destacou os avanços sociais e econômicos em Cuba.
Vestido com seu tradicional uniforme verde oliva, Fidel qualificou de "provocações" estes atos de dissidência, "animados" pelo escritório de interesses dos Estados Unidos em Havana. A oposição cubana realizou protestos em Havana em 13 e 22 de julho.
"A propagada dissidência ou suposta oposição em Cuba não existe além da mente fértil da máfia cubano-americana e dos burocratas da Casa Branca e do departamento de Estado".
O "comandante" também dedicou parte de seu discurso para lembrar que no primeiro semestre de 2005 "a economia cubana cresceu 7,3% e deve terminar o ano com alta de 9%", o que será o maior crescimento desde 1990, quando começou a crise cubana, consequência do desaparecimento da União Soviética e do recrudescimento do embargo americano.

Empresários integrantes do Global Council of Sales Marketing (GCSM) estiveram hoje (12) no Tribunal de Justiça de São Paulo para prestar uma homenagem ao presidente José Renato Nalini. O presidente mundial do GCSM, Agostinho Turbian, afirmou que o tributo se deve ao trabalho do desembargador à frente do Judiciário paulista, assim como para consignar o irrestrito apoio e respeito do empresariado pelas iniciativas de Nalini, em especial o incentivo à conciliação. Fabio Meirelles, presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo, e José De Podestá, presidente do conselho curador do GCSM e do Grupo Brasilinvest, falaram sobre o currículo do desembargador e da decisão do Grupo em prestar a homenagem. “É uma honra para o GCSM poder reconhecer o trabalho de pessoas como o senhor, que estão preocupadas com os rumos da sociedade”, disse Podestá. O grupo entregou um certificado e também uma carta, que, na ocasião, foi lida pelo presidente da Spring Editora, José Roberto Maluf. “Sua gestão tornou­se reconhecidamente exitosa e merecedora de aplausos, pelos magistrados, pelos mais notáveis cultores da ciência jurídica do país e pela sociedade em geral.” O documento destacou alguns posicionamentos do presidente: o apoio à conciliação, à digitalização dos processos, à reforma política, assim como o combate ao encarceramento em massa e à redução da maioridade penal. Renato Nalini agradeceu, emocionado, a homenagem. “Dirigir o Tribunal é um desafio que aceitei diante da manifestação de confiança de meus pares, que me elegeram. Sempre procurei despertar a sociedade, que sustenta o equipamento de Justiça, sobre a necessidade de assumir seu protagonismo e participar da discussão do Judiciário que queremos. Eu não me acho merecedor dessa homenagem, mas aceito em nome da Justiça de São Paulo, que está tentando oferecer respostas rápidas aos jurisdicionados”, disse. Também compareceram os empresários Ney Prado, Elmano Nigri, Lucia Zimmermann, Silvia Anspach, Marcya Machado, Hiroshi Tahira, Josmar Arrais, Stan Braz, Luis Fernando Barbosa Marques, Elcio Anibal de Lucca, Javier Mateo Valero, Paulo Gilberto, Bruno Ferreira, Ricardo Cury, Mário Negrão, Francisco Soelti, Milton Longobardi e Cecília Mella. Acompanhou o encontro o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Afonso de Barros Faro Júnior. A carta também foi assinada por integrantes dos poderes Legislativo e Executivo e outros empresários que não puderam comparecer, entre eles o presidente honorário da GCSM, Mario Garnero. Medalha Cinquentenário da Polícia Rodoviária O presidente José Renato Nalini também participou hoje pela manhã de cerimônia de outorga da medalha comemorativa ao Cinquentenário do Policiamento Rodoviário Militar e de aniversário de 67 anos da instituição. O evento aconteceu no gabinete do comandante da Polícia Militar Rodoviária, coronel PM Mauro César dos Santos Ricciarelli, e reuniu magistrados, policiais e autoridades militares. Instituída pelo Decreto 44.855 /2000, a Medalha Cinquentenário destina­se a personalidades civis, militares e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído com o policiamento rodoviário, ou, de alguma forma, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e à população. O presidente Nalini falou sobre seu respeito pela instituição. “A admiração que sinto me foi transmitida por meu pai, que sempre que avistava um posto rodoviário na estrada, parava para cumprimentar seus agentes. Sinto­me honrado, emocionado e orgulhoso por estar aqui hoje e receber essa medalha”, disse. Também foram agraciados presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb; o juiz do TJM­SP Paulo Antonio Prazak; e o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana. O comandante­geral da Polícia Militar de São Paulo, Ricardo Gambaroni, parabenizou os quatro homenageados. “Cada dia trabalhamos para fazer um serviço melhor na proteção do bem maior que é a vida. Fico muito feliz de entregar essa medalha aos senhores, muito dignos e merecedores da honraria”, concluiu. Comunicação social TJSP – AG (texto)

2 016    :     -     QUINTA-FEIRA
Depois da enorme confusão criada em torno das duas solenidades da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS, cuja Sociedade Veteranos de 32-MMDC ficou de escanteio, muito embora faça parte do evento da entrega das Medalhas, o esclarecimento veio à tona no sufoco. Mas um convite de um soldado, a respeito de sua formatura, diz que o início da cerimônia será às 8:30 horas. Combinara com a  MARINEI vir me buscar às 8 horas. Ela, agora cedo, está perguntando, via whatts app, para o MAJOR PM EDSON, qual é o horário de inicio do evento.
Apesar de tudo, MARINEI leva-me para o ANHEMBI. Chegamos antes do início do evento. Enorme multidão comparece ao SAMBÓDROMO nesta manhã. Encontramos com o Comandante da Escola Superior de Soldados, CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES e demais oficiais. O MAJOR PM ODAIR é o Comandante da tropa formada. Ele desempenha muito bem a sua missão. Logo no início da cerimônia, há a encenação do 23 de maio, sempre muito bem recebida pelo público presente. Depois vamos ter a entrega das medalhas da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Entrega de Condecorações da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, por parte da ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS:
CONSTITUCIONALISTA:
CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI
TENENTE-CORONEL PM JOSELITO SARMENTO DE OLIVEIRA JÚNIOR
TENENTE-CORONEL PM CÉZAR ÂNGELO GLLETTI JÚNIOR
TENENTE-CORONEL Aviador ADALBERTO SANTOS PRADO
MAJOR PM CLÁUDIO ROGÉRIO ULHÔA CINTRA
CAPITÃO PM ALESSANDRA PAULA TONOLLI
CAPITÃO PM OSVALDO JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
CAPITÃO PM VLADIMIR GOULART DE CARVALHO
1º TENENTE PM CÍNTIA REIKO JORDÃO OSHIKIRI
PAULO DE ALMEIDA NOBRE
LUÍS CARLOS PINI NADER
CABO PM JÚLIO CÉZAR PINTO FERNANDES DE AZEVEDO
CABO PM CÍCERO RICARDO ALVES SOARES
CABO PM EDUARDO SEVERO ANTONIO

GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO:
CORONEL PM REINALDO ZYCHAN DE MORAES
CORONEL PM ELIANE NIKOLUK SCACHETTI
CORONEL PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA XAVIER
MAJOR PM MARCO AURÉLIO MARTINS DOS SANTOS
DOUTOR RODRIGO PIMENTA PINTO RAVENA
SENHOR CARLOS EDUARDO MARELLA
CAPITÃO PM FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA NETO
CAPITÃO PM DILSON ALVES DA SILVA
CAPITÃO PM KARINA DALVA DOS SANTOS
1º TENENTE PM MICHEL GUARACIABA PINHEIRO
3º SARGENTO PM ELCIO INOCENTE
CABO PM CELSO JOSÉ DE OLIVEIRA
CABO PM RICARDO CAMPOS ALVES

MMDC:
BRIGADEIRO-DO-AR RICARDO AUGUSTO FONSECA NEUBERT
CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARELLI
CORONEL Intendente JOSÉ CARLOS SABÔ
JÚLIO CÉSAR SILVA FUGA
TENENTE-CORONEL PM ALEXANDRE GASPAR GASPARIAN
CAPITÃO PM ENRO CARAMASCHI
1º TENENTE PM EDINILSON RIVELINO MADRID DOS SANTOS
SUBTENENTE PM REGINA HELENA MARINHO
1º SARGENTO PM CÍCERO ALVES DOS SANTOS
1º SARGENTO PM ELIAS ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA
2º SARGENTO PM MARCOS TADEU NOVAES VIEIRA
2º SARGENTO PM EDUARDO RUNS CARDOSO
SOLDADO PM ADRIANA DA SILVA ANDRADE
Mas o importante de tudo que acontece nesta manhã é a autorização dada pelo Comandante Geral e que me é transmitida pelo Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI é de poder usar uma sala do Museu Militar da PMESP, a fim de podermos trabalhar em nossos projetos. Realmente, no Obelisco, isso é impraticável. Esse procedimento ajudará muito a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Após o término da solenidade, vamos diretamente ao Museu Militar para vermos em que  condições esta essa sala que vamos ocupar. Almoçamos no Serviço de Subsistência, onde conversamos com o TENENTE-CORONEL PM ARMANDO, Chefe do S.Subs. Somente amanhã é que poderemos conversar com o Diretor do Museu Militar, CORONEL PM JOSÉ PAULO. Hoje ele está acompanhando uma delegação de oficiais da PM da BAHIA.
Vamos ao OBELISCO. Logo recebemos a visita do Professor AGUIAR. Outras pessoas comparecem na sede da Sociedade. MARINEI não consegue desenvolver o seu trabalho. A todo momento somos interrompidos. Assim é que, desanimados por nada podermos fazer no Obelisco, deixamos o local por volta das 16 horas.

BOM DIA, PRESIDENTE MICHEL TEMER
QUE DEUS O ILUMINE TODOS OS DIAS DO SEU GOVERNO.
Encha os brasileiros de esperança!
Faça do BRASIL um país onde todos os brasileiros respeitem a bandeira nacional - a verde e amarela - onde cantar o hino nacional não seja "condenado" e "ridicularizado".
Garanta aos nossos irmãos o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade. Não permita que os maus se sobreponham e façam medo aos bons. Transforme a aridez que estamos a enfrentar em uma vida de duas mãos onde a paz e a Justiça sejam sinônimos de democracia.

Com o afastamento de Dilma Rousseff e a consequente exoneração de seus colaboradores, cinco ex-ministros sob investigação na Lava Jato, e o ex-presidente Lula, podem ser investigados e processados na Justiça Federal de Curitiba, sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.
A hipótese, porém, pode não se confirmar caso o ministro relator no STF dos casos relativos à Lava Jato, Teori Zavascki, decida que eles podem continuar sendo investigados no STF porque estariam relacionados a fatos investigados no tribunal.
Ministros de Estado e outras autoridades, como parlamentares federais, só podem ser julgados no STF porque detém foro especial por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado.
Com a exoneração divulgada pelo “Diário Oficial” nesta quinta (12), perderam o foro no STF os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), Jaques Wagner (Gabinete Presidencial), José Eduardo Cardozo (Advocacia Geral da União) e Ricardo Berzoini (Governo).
Outro alvo da Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a ser nomeado ministro por Dilma, mas o ato teve sua eficácia suspensa por decisão judicial.
Mercadante, Wagner, Cardozo e Berzoini passaram a ser alvo de apuração a partir da delação premiada do então senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), que teve seu mandato cassado pelo Senado nesta quarta-feira (11). Edinho Silva foi citado por Delcídio e por outro delator, Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia.
A assessoria de Mercadante informou que o ex-ministro não tem conhecimento de que seja alvo de investigação derivada das delações do ex-senador Delcídio do Amaral e da gravação feita por um assessor de Delcídio no gabinete de Mercadante. A Folha apurou que há duas petições tramitando em sigilo no STF sobre esses fatos.
O ex-ministro também afirmou que o inquérito aberto em fevereiro de 2016, a pedido da PGR a partir de declarações do delator Ricardo Pessoa, foi considerado pela PGR e pelo STF como desvinculado do tema da Lava Jato e tramita sob relatoria do ministro Celso de Mello.
Como o assunto trata de suposta doação para caixa dois eleitoral, o inquérito deverá passar a tramitar na Justiça Federal de São Paulo com a perda de foro de Mercadante, e não em Curitiba. (Uol)

“Nós, diversos dirigentes em vários níveis e secretarias do Ministério da Saúde, participantes do Movimento Sanitário Brasileiro, de Coletivos Saúde e Democracia, defensores do SUS e identificados com os valores e lutas da esquerda, declaramos que não reconhecemos legitimidade e nem legalidade no governo temporário e golpista.”
Assim começa o manifesto divulgado nesta quinta-feira (12) por funcionários do Ministério da Saúde, agora ex-funcionários, dada à entrada do governo provisório de Michel Temer. A nota foi emitida pelo FACEBOOK de HELDER AURÉLIO PINTO,secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Ministério da Saúde. Junto com ele, outros 14 funcionários de diversos setores do ministério assinam a nota.
O grupo também divulgou um vídeo selando o manifesto contra o governo Temer. Eles também prometeram ocupações se serviços de saúde pública forem fechados. “Lá, a gente ocupa; aqui, a gente denuncia”, disseram. 

Maior central sindical do País, a CUT avisa que não reconhece o governo Temer como legítimo e anuncia resistência a qualquer projeto contrário aos direitos dos trabalhadores; "Junto com as forças democrático-populares representadas pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, resistirá a toda e qualquer iniciativa que vise retirar direitos dos\as trabalhadores\as, precarizar as relações de trabalho, diminuir o investimento nas políticas sociais e piorar a qualidade das políticas públicas", diz a CUT em nota; "Não aceitaremos que a classe trabalhadora e os setores mais pobres da população sejam onerados com mais sacrifícios"
12 DE MAIO DE 2016 ÀS 09:58

Em seu primeiro pronunciamento já na condição de presidente interino, MICHEL TEMER pregou o diálogo e a união do povo brasileiro e de todos os poderes para garantir a governabilidade. O peemedebista citou a presidente afastada DILMA, afirmando que tem por ela "absoluto respeito institucional", mas criticou palavras "propagadoras de mal estar entre os brasileiros".
TEMER garantiu "em letras garrafais", que vai manter os programas sociais executados pelo governos petistas, cuja maior vitrine é o Bolsa Família, e sinalizou, ainda, que dará seguimento às investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO. Ele oficializou 23 ministros logo após assinar o seu termo de posse.
"É urgente pacificar a nação e unificar o país. É urgente fazermos um governo de salvação nacional com partidos políticos e entidades organizadas que me prestem colaboração para tirar o país desta grave crise em que nós nos encontramos", disse.
Ainda na tentativa de unificação, TEMER falou em fazer um "ato religioso com o BRASIL de "religação" dos brasileiros com "valores fundamentais". O presidente pediu que DEUS abençoe a ele, sua equipe e todos os brasileiros.
Ao citar DILMA, que o chama de golpista, afirmou fazer "questão de declarar meu absoluto respeito institucional. Não discuto aqui as razões pelas quais foi afastada, apenas sublinhar a importância do respeito às instituições e observância à liturgia no trato das questões institucionais".
Ele reiterou também a importância dos instrumentos de controle e apuração da corrupção. "A moral pública será permanentemente buscada por instrumentos de controle e apuração de desvios. Nesse contexto, a LAVA JATO deve ter prosseguimento e proteção contra qualquer tentativa de enfraquecê-la", garantiu, apesar de parte dos seus ministros ser investigado na operação que ajudou a derrubar DILMA.
Ao responder aos ataques da antecessora e do PT, o presidente interino disse que vai aprimorar o Bolsa Família, PRONATEC, FIES e o PROUNI. "Reafirmo e o faço em letras garrafais: vamos manter os programas sociais. São projetos que deram certo e terão sua gestão aprimorada. Você tem de prestigiar aquilo que deu certo, aprimorá-los e fazer outros programas úteis para o país", disse, sempre aplaudido pelos presentes na cerimônia.

Cotado para ser o nome do PSDB nas eleições estaduais de 2018, ALEXANDRE DE MORAES deixou a Secretaria de Segurança Pública, hoje, e assumiu o Ministério da Justiça e Cidadania no governo interino do presidente MICHEL TEMER, como estava sendo cogitado nas últimas semanas. No lugar dele tomou posse o adjunto da pasta, MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO.
MORAES tornou-se o número 1 da SSP em dezembro de 2014 com a missão de frear a escalada de furtos, roubos e homicídios dolosos. Deixou a pasta com uma perfomance melhor do que a dos seus antecessores. Midiático, esteve presente nas principais apresentações de resultado de operações, principalmente as da Polícia Civil.
Nem as críticas relacionadas à truculência da PM em protestos de estudantes por redução nas tarifas do transporte público e ocupações de escolas estaduais, além de se posicionar contra o projeto de lei que proíbe o uso da bala de borracha em atos, tiraram o seu prestígio com ALCKMIN.
Devido ao sucesso na pasta, filiou-se ao PSDB no ano passado para viabilizar a candidatura à Prefeitura da capital, o que acabou não acontecendo. A eleição estadual de 2018 era a meta, enquanto ALCKMIN tenta alcançar o sonho de assumir o Planalto.

Durou pouco, mas foi intenso o sonho de que THOMAZ BELLUCCI poderia derrotar NOVAK DJOKOVIC. Hoje, o brasileiro abriu o duelo pelas oitavas de final do MASTERS 1000 de ROMA contra o atual número um do mundo vencendo o primeiro set por 6/0. A farra verde e amarela, porém, durou pouco. Mais exatamente 24 minutos. O sérvio triunfou nas parciais seguintes, por 6/3 e 6/2 e fechou o jogo por 2 sets a 1. Se não deu para comemorar a vitória completa, BELLUCCI teve, ao menos, um grande motivo para orgulho. O pneu de hoje foi o primeiro sofrido por DJOKOVIC em quatro anos. O último havia sido em 2012 para ROGER FEDERER, no MASTERS de CINCINATTI. Ao longo da carreira profissional, o sérvio só experimentou essa sensação ruim nove vezes.
Foi um set para não esquecer. Em 34 pontos disputados, o paulista, atual número 37 do mundo, cedeu apenas oito para o líder do ranking. E, para quem supõe que o sérvio não tenha se incomodado com o resultado da parcial, a empolgação com que ele comemorou ao confirmar o serviço no primeiro game do segundo set desfez qualquer dúvida com relação a isso. "Depois do primeiro set, eu tinha de mudar. O primeiro set foi uma tempestade completa de BELLUCCI e eu fui varrido da quadra", elogiou o europeu. "Por sorte, os jogos são disputados em melhor de três", emendou.
Com 100% de aproveitamento nos confrontos diretos, essa foi a sexta vitória de DJOKO sobre BELLUCCI. Na próxima fase, o sérvio terá pela frente RAFAEL NADAL. Em 48 jogos, a vantagem é do sérvio (25 a 23), que venceu os seis últimos embates entre eles.
Hoje, NADAL também teve de virar o jogo para bater o australiano NICK KYRGIOS. Menos sorte teve FEDERER. Número dois do mundo, o suíço foi batido pelo austríaco DOMINIC THIEM. Já o britânico  ANDY MURRAY, terceiro do ranking mundial, bateu o francês JEREMY CHARDY, e enfrenta o belga DAVID GOFFIN, que despachou o tcheco TOMAS BERDYCH.    

XXXXX

Nenhum comentário: