quarta-feira, 4 de maio de 2016

O SIGNIFICADO - PALAVRAS DE MARIANO TAGLIANETTI, "EMBAIXADOR" DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC NO PARANÁ, POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE AGRACIAMENTO AO MAGNÍFICO REITOR WALDEMIRO GREMSKI, da PUC DO PARANÁ COM A MEDALHA "MMDC".

 SIGNIFICADO...
Ilustre Magnífico Reitor Waldemiro Gremski, e membros da Congregação desta Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC,Srs. Presidente Cel João Almeida, Secretária Sra. Rocha Taglianetti, Vice-Presidente Dirceu Guimarães Britto, Presidente do Conselho Deliberativo 2º Ten R/2 Inf Marcos Antônio Martins de Lima, também Presidente da AORE-Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Curitiba, e Historiador  Alexandre Matias Gardolinski, Srs. e Sras.

Ao iniciarmos as considerações desta fala relembramos a memorável visita do Presidente daSociedade Veteranos 32 MMDC Cel Mário Fonseca Ventura, que nos honrou ao prestigiar a fundação da Associação Paranaense MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa, em solenidade realizada em 21 de abril de 2.014, no Círculo Militar do Paraná, ocasião em que discursou: “É A PRIMEIRA VEZ QUE GALARDOAMOS PERSONALIDADES ILUSTRES EM OUTRO ESTADO. COUBE AO PARANÁ A PRIMASIA DESTA REALIZAÇÃO”, assinalando “QUE RESPEITADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES QUANTO AS DATAS E A MANEIRA COMO ACONTECERAM AS DUAS EPOPÉIAS CERCO DA LAPA E A REVOLUÇÃO DE BRASILIDADE CONSTITUCIONALISTA PAULISTA DE 32 ELAS TEM MUITO EM COMUM: FORAM BRASILEIROS QUE LUTARAM POR UM IDEAL E PELA GRANDEZA DA PÁTRIA. ESTAVAM EM SITUAÇÃO DE INFERIORIDADE, MAS FORAM VERDADEIROS BALUARTES DOS VALORES PRIMEIROS DE NOSSO PAÍS. A PRIMEIRA COISA QUE UM CIDADÃO PRECISA TER É CIVISMO, E NÃO PODE HAVER PÁTRIA, VERDADEIRA PÁTRIA, ONDE AS PESSOAS NÃO SE PREOCUPAM COM OS PROBLEMAS POLÍTICOS. OS MOVIMENTOS DO CERCO DA LAPA E DE 1.932 ABRANGEM ESSAS PALAVRAS, POIS QUERIAM O BEM DO BRASIL. AS DERROTAS FORAM APENAS MATERIAIS, PORQUE OS IDEAIS DOS HERÓIS, HOMENS E MULHERES DE FIBRA, QUE LUTARAM PARA NOSSA LIBERDADE, MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO. OS SRS. E SRAS. QUE HOJE SÃO CONDECORADOS COM AMEDALHA MMDC TEM O PREVILÉGIO DE OSTENTAR  EM SEUS PEITOS NÃO UMA SIMPLES MEDALHA, MAS O SÍMBOLO DOS JOVENS QUE MARCARAM O INÍCIO DA JORNADA DOS COMBATENTES QUE, DESPREZANDO O CONFORTO DE SEUS LARES E O ACONCHEGO DE SUAS FAMÍLIAS ESCREVERAM COM SANGUE FEITOS  MEMORÁVEIS DE UMA NAÇÃO, SALVANDO A NACIONALIDADE BRASILEIRA DA ANARQUIA REINANTE EM SUAS RESPECTIVAS ÉPOCAS. ESSA MEDALHA TRADUZ QUE NÃO PODEMOS PERDER O LEGADO DEIXADO PELOS VALENTES QUE COMBATERAM POR UMA CAUSA QUE SEMPRE SERÁ NOSSA. O NOVO MILÊNIO DEVERÁ CONSOLIDAR A UNIÃO DOS DESCENDENTES DOS VETERANOS DE 32 E DO CERCO DA LAPA”.

Nesse diapasão, Magnífico Reitor WALDEMIRO  GRMSKI, O TRIBUTO AOS HERÓIS CONSTITUCIONALISTAS DE 32 EXPRESSO NA COMENDA MMDC ( - SIGLA EMBLEMÁTICA ORIGINADA NAS INICIAIS DOS QUE PRIMEIRO TOMBARAM MARTINS, MIRAGAIA, DRAUSIO E CAMARGO - ), NA GLORIOSA JORNADA  ASSINALADA PELA  EPOPÉIA  PAULISTA DE 1.932, CONFRATERNIZA LATENTE BRASILIDADE COM OS HERÓIS COMANDADOS PELO GENERAL ANTÔNIO ERNESTO GOMES CARNEIRO, NESTAS PLAGAS ARAUCARIANAS, POR UMA PÁTRIA QUE AVANÇA EM CONQUISTAS SOCIAIS, NA MEDIDA EM QUE A NACIONALIDADE OBSERVA O RESPEITO À CONSTITUIÇÃO.
A CONSTITUIÇÃO É A LEI MAIOR DA NACIONALIDADE. FRUTO DE ASSEMBLÉIA CONSTITUÍNTE EXPRESSA O GRAU DE MATURIDADE DO POVO. AS EPOPÉIAS DE 1.932 E 1.894 DEFENDERAM-NA POR HAVEREM SIDO VILIPENDIADAS POR MENTALIDADE DITATORIAL.

A LAPA DE 1.894 RESISTIU HEROICAMENTE EM DEFESA DA JOVEM REPÚBLICA.

SEUS HERÓIS ESCREVERAM NO SOLO PÁTRIO, COM SANGUE, TAL QUAL O FIZERAM OS REVOLUCIONÁRIOS DE BRASILIDADE PAULISTA DE 32 COMBATENDO ÀQUELES QUE MOVIDOS POR DESÍGNIOS DE CONFRONTO INSURGIRAM-SE, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL.
O SANGUE DERRAMADO NESSAS EPOPÉIAS SEDIMENTA E ALGAMASSA O EDIFÍCIO DA BRASILIDADE.
MARIANO TAGLIANETTI / EMBAIXADOR DA SOCIEDADE VETERANOS  DE 32 MMDC

Em 29 / 04 / 2.016 em solenidade de agraciamento ao nobre e Magnífico Reitor WALDEMIRO GREMSKI, da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com a Comenda MMDC da Sociedade de Veteranos de 32 através de sua afiliada Associação Paranaense MMDC 32 e Heróis do Cerco da Lapa.

Nenhum comentário: