segunda-feira, 13 de junho de 2016

11 DE JUNHO DE 2016 - SÁBADO

ENTREGA DO COLAR DA VITÓRIA NO CENTRO ODONTOLÓGICO - UMA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO AMADO RÚBIO, QUE PASSA POR MOMENTO DELICADO EM SUA VIDA. NESTA IMAGEM ELE ESTÁ AO LADO DO WILLIAM MASCARENHAS, QUINTINO SIMÓES PINTO, MARINEI ÂNGELO CHALUB E CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA. AINDA SE VÊ FERNANDO MORENO ATRÁS.

D I A      O N Z E       DE       J U N H O       DE       2016       -       S  Á  B  A  D  O.
79 anos, cinco meses e 15 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 338º DO ANO 66º - MÊS 12º
58 anos e 8 dias na PMESP.
57 anos e 122 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 728 dias – 495 532 horas.
52 anos e 279 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 92 dias no Posto de Coronel - 339 meses.
4 anos e 339 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 378 dias CORONEL - 24 anos e 180 dias na reserva.
10 933-262 232                           10 378-248 900                            10 639-248 532.
DIA DE SÃO BARNABÉ. Era natural da ILHA DE CHIPRE. Foi escolhido, junto com PAULO, para anunciar o evangelho aos gentios ainda não convertidos à fé cristã. Embora não fosse um dos doze Apóstolos, mereceu ser designado como tal pela Escritura Sagrada. Teria sido um dos 70 discípulos de quem fala o Evangelho. Como SÃO PAULO APÓSTOLO, foi discípulo de GAMALIEL. Foi figura de primeira grandeza na fervorosa comunidade cristã. Grande amigo de SÃO PAULO, com ele promoveu a pregação do Evangelho. Convenceu a comunidade de JERUSALÉM a receber o temido perseguidor de cristãos, PAULO DE TARSO. Foi martirizado e morto por volta do ano 70 em SALAMINA, CHIPRE.        

DIA DA MARINHA BRASILEIRA
DIA DA TELEVISÃO
ROMA ANTIGA: DIA DA FORTUNA, DEUSA DA PROSPERIDADE

3201 a. de acordo com os cálculos de ERATÓSTENES, o dia 11 de junho de 1185 a. C. é a data que TRÓIA foi saqueada e incendiada.
727 a. BATALHA DE CAMPALDINO, em 11 de junho de 1289, entre FLORENÇA e AREZZO.
520 a. CRISTÓVÃO COLOMBO chega a CÁDIZ, em 11 de junho de 1496, no retorno de sua segunda viagem para a AMÉRICA.
507 a. HENRIQUE VIII da INGLATERRA casa-se com CATARINA DE ARAGÃO em 11 de junho de 1509.
459 a. falece o Rei JOÃO III de PORTUGAL em 11 de junho de 1557. Nasceu em 1502.
436 a. JUAN DE GARAY, com alguns oficiais e 60 voluntários, funda a cidade de TRINIDAD, hoje BUENOS AIRES, em 11 de junho de 1580.
350 a. INGLATERRA e REPÚBLICA HOLANDESA se enfrentam na BATALHA DE QUATRO DIAS, considerada a mais longa da história naval de barcos com vela, com começo em 11 de junho de 1666.
289 a. morre o REI JORGE I da GRÃ-BRETANHA em 11 de junho de 1727. Nasceu em 1660.
254 a. em seu ataque a CUBA, a expedição inglesa toma LA CABAÑA, um dos fortes mais importantes de HAVANA, em 11 de junho de 1762. Um ano depois, os ingleses deixaram o local.
198 a. do BAIRRO DO BRÁS, fundado em 11 de junho de 1818.
190 a. combate naval de LOS POZOS, em 11 de junho de 1826. O almirante argentino BROWN, comandando quatro navios, expulsa uma numerosa esquadra brasileira que bloqueava o porto de BUENOS AIRES.
152 a. nasce o compositor alemão RICHARD STRAUSS, em 11 de junho de 1864. Falece em 1949.
151 a. da BATALHA DE RIACHUELO. No ano de 1865, nosso País assim como as nações da AMÉRICA LATINA organizavam-se politicamente e o BRASIL, para defender sua soberania, travou importante Batalha Naval. No dia 11 de junho, domingo da SANTÍSSIMA TRINDADE, numa manhã ensolarada em que nossos navios preparavam-se para uma missa a bordo da Nau Capitânea, a FRAGATA “AMAZONAS”, o que seria um momento de paz e tranqüilidade foi interrompido pelo sinal de bandeiras içado na Canhoneira “MEARIM” de “INIMIGO À VISTA”. Assim, o Chefe-de-Divisão, ALMIRANTE FRANCISCO MANOEL BARROSO DA SILVA, fez içar em seu navio o sinal “PREPARAR PARA O COMBATE”. Ressoaram vivas à nação brasileira e, com entusiasmo, foi desfraldado, nos mastros da “AMAZONAS”, o sinal de bandeiras “O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER”. Travou-se então, BATALHA NAVAL DO RIACHUELO. Durante a luta, o ALMIRANTE BARROSO investiu com a proa de seu Capitânea contra os navios inimigos, que estavam mais próximos, pondo-os a pique e decidindo a favor do BRASIL a sorte da luta e da guerra. Na ocasião, brasileiros de nascença e coração combateram e venceram, incentivados por uma última ordem: “SUSTENTAE O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA!”
A GUERRA DO PARAGUAI foi o maior conflito armado internacional ocorrido na AMÉRICA DO SUL. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada de GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA na ARGENTINA e URUGUAI e de GUERRA GRANDE, no PARAGUAI.
O conflito iniciou-se quando o governo imperial brasileiro, com a concordância da CONFEDERAÇÃO ARGENTINA, após um ultimato, interveio militarmente no URUGUAI, a fim de consolidar sua posição hegemônica na região e impor um governo uruguaio transigente com os fortes interesses dos criadores rio-grandenses no norte daquele país. A reação militar do PARAGUAI a essa intervenção gerou o desencadeamento da guerra.
Das anotações do capitão italiano ANTÔNIO VALENTINO, prático do vapor PARANAÍBA: “Os paraguaios saltaram furiosos, com machados enormes, que cortavam um cabelo no ar, e arrebentando as redes de abordagem (...) A água do rio parecia ferver por causa das balas de canhão e fuzil de todos os tamanhos que caíam fazendo um zumbido aterrador.”
135 a. ao ocupar o território que hoje pertence à ARGENTINA, o explorador espanhol JUAN DE GARAY funda a cidade de BUENOS AIRES. A primeira ocupação da cidade, no entanto, data de 1536 e foi realizada pelo colonizador PEDRO DE MENDOZA – dando início à colonização das redondezas do RIO DA PRATA. Nessa fase, o esforço espanhol de colonização foi alvo de constantes ataques de tribos indígenas. Sem sucesso, as expedições acabaram abandonando o local.
130 a. nasce CÉSAR LACERDA DE VERGUEIRO, em SANTOS, no dia 11 de junho de 1886. Formou-se na Faculdade de Direito da USP, em 1907, portanto, aos 21 anos de idade. Sua passagem pela vida universitária foi assinalada pela denotada dedicação à política acadêmica, na qual participava como membro ativo do tradicional XI DE AGOSTO, entidade à qual se integrou como aluno e dirigente, tendo sido seu presidente em uma das gestões da sua diretoria. CÉSAR LACERDA DE VERGUEIRO é reconhecido como um daqueles que viabilizaram o equilíbrio financeiro do Centro Acadêmico, cuja visão de futuro, como dirigente acadêmico, rende dividendos até hoje para a entidade. Todavia, a atuação de VERGUEIRO foi mais além: dedicado aos seus princípios liberais, ativo participante dos ideais do “BUCHA”, foi um dos mais entusiasmados integrantes da primeiras gestões da Associação dos Antigos Alunos, presidindo também duas de suas diretorias.
Talvez, a torpe atitude do seu tresloucado sobrinho, que, com uma arma, desejava privar da vida um ser humano, não tenha sido suficientemente forte para que essa personagem acabasse se tornando um exemplo digno de ser seguido. Tampouco, um simples projétil tenha assassinado a memória pública dos 700 mil eleitores de CÉSAR LACERDA DE VERGUEIRO – o senador mais votado do país, naquele pleito – que o escolheram para que os representasse no Congresso brasileiro, entre março de 1951 e o fatídico último dia de janeiro de 1957. O crime aconteceu nos aposentos do seu apartamento na Avenida DUQUE DE CAXIAS, no centro de SÃO PAULO. Foi seu algoz um parente muito próximo do ilustre parlamentar: o seu sobrinho, o advogado PLÍNIO GORDO DE VERGUEIRO. Íntimo do tio chegara a ser seu chefe de gabinete e administrava o 4º Cartório de Registro de Imóveis da Capital, que ostentava o nome da sua família. Comentou-se, na ocasião, que a rixa definitiva entre os componentes da família VERGUEIRO sucedeu às severas advertências feitas pelo tio – e mentor – do assassino com relação às dívidas que o sobrinho vinha acumulando, ao se envolver com jogos de azar. A bala assassina, que interrompeu uma das mais brilhantes carreiras que um político brasileiro poderia almejar, também fez desaparecer um dos mais devotados “franciscanos” a cruzar as Arcadas da Velha Academia.    
119 a. DIÁRIO POPULAR publica em sua edição de 11 de junho de 1897: escrevem-nos pedindo a nossa intervenção junto do digno senhor gerente da Companhia Viação Paulista, a fim de ser restabelecido o tráfego de bondes pela Rua VISCONDE DO RIO BRANCO. Tendo sido mudado o traçado de bondes da Rua AURORA, que passavam por ali, ficaram os seus moradores privados desse cômodo e indispensável meio de transporte.
Foi ontem apresentado à Câmara projeto reorganizando o serviço de Repartição Central da Polícia. Ficarão criadas cinco delegacias distritais e duas auxiliares do chefe.
Faleceu ontem o desditoso moço CARLOS PRADO, vítima de bárbaro assassinato levado a efeito por VIRIATO VARGAS (irmão mais velho de GETULIO VARGAS, que viria a ser presidente da República), BALTHAZAR DE BEM, KAUFFMANN e outros. Diante de tão lamentável fato, diante de semelhante cena de sangue, os alunos da Escola de MINAS manifestam o grande pesar pelo desaparecimento de seu companheiro desditoso, arrancado da vida por degenerados sem consciência.
Continuam a chegar à fronteira do RIO GRANDE DO SUL os revolucionários blancos, perseguidos pelas tropas legais da República do URUGUAI. 
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR de 11 de junho de 1898: recebemos o relatório número 45 da Companhia MOGIANA DE NAVEGAÇÃO E ESTRADAS DE FERRO, o qual vai ser apresentado à reunião de acionistas, que deve se efetuar no dia 15 de junho. Por esse importante documento se vê que a dívida externa da Companhia está só na soma de 379.200 libras.
Informam-nos que há um inspetor de quarteirão, agenciador de hotel, que se aproveita do cargo para arranjar hóspedes, prejudicando-se os demais hotéis.
Há cerca de oito dias que se acha um cavalo morto no começo da Rua AUGUSTA, Avenida PAULISTA. O pobre animal esteve amarrado ao tronco de uma árvore e morreu de fome e sede.
Está concluída a negociação entre o governo federal e os banqueiros ingleses a fim de fazerem a operação de conversão das apólices do juro de quatro por cento, em ouro, para papel. Esse acordo figurará na lei de orçamento que será votada este ano.
Os títulos brasileiros continuam com melhor cotação em LONDRES, tendo ontem sido o seguinte: empréstimo de 1889, 52 ¾; empréstimo de 1895, 59 ½; empréstimo da OESTE MINAS, 55. 
117 a. nasce YASUNARI KAWABATA em 11 de junho de 1899, escritor japonês NOBEL DE LITERATURA em 1968. Falece em 1972.
115 a. nasce o Professor JOSÉ MARIA ALKMIN no dia 11 de junho de 1901. Falece em 24 de fevereiro de 1974. 
113 a. rei ALEXANDRE I da SÉRVIA e sua esposa são vítimas de um atentado e morrem, em 11 de junho de 1903.
112 a. das notícias em que os japoneses teriam tido grande êxito no bombardeio contra as linhas que defendem PORT ARTHUR, no dia 11 de junho de 1904. Os japoneses teriam dado cargas de baioneta contra o inimigo que nelas perdeu vinte e cinco por cento do efetivo. As forças do MIKADO continuavam a avançar num movimento de envolvimento, desenvolvido numa linha que atingia quarenta km de percurso. Muitas das fortalezas de PORT ARTHUR já tinham sido reduzidas ao silêncio. 
111 a. da publicação no jornal MAGDEBRUG ZEITUNG (11 de junho de 1905) em que o czar se oporia a que o JAPÃO anexasse aos territórios, desejando que a RÚSSIA e o JAPÃO conservassem a MANDCHURIA e a CORÉIA na mesma situação antes da guerra e indenizasse somente as despesas militares feitas pelo JAPÃO. A RÚSSIA e o JAPÃO aceitaram as propostas do presidente ROOSEVELT para entabolar as negociações em favor da paz. Os plenipotenciários dos países beligerantes reunir-se-iam provavelmente em LONDRES para discutir as bases do acordo. O conde de ROSEN, que ocupava o cargo de ministro russo em TÓQUIO quando se declarou a guerra, representaria o seu governo nessa reunião.
111 a. em que comemorando a data da BATALHA DE RIACHUELO, o CLUBE NAVAL lançaria no dia 12 de junho de 1905 a pedra fundamental de seu clube no edifício na Avenida Central do RIO. 
110 a. do crime ocorrido no quartel da LUZ (hoje 1o. BPChq) quando o 2o.Sgt. JOSÉ RODRIGUES DE MELO atirou, de fuzil, no Tenente-Coronel francês RAOUL NEGREL, no dia 11 de junho de 1906. O oficial faleceu em 14 de junho de 1906. No pátio interno do QG, um contingente do 1º Batalhão, sob a direção de oficiais do mesmo corpo, fazia manobras de acordo com as orientações do novo comando. Às 14:30 horas do dia 11 de junho de 1906, os oficiais da missão francesa, tenente-coronel RAOUL NEGREL e o tenente LABROUSSE, chegaram para inspecionar o armamento. No dia anterior, a tropa regressara de JUNDIAÍ, onde estivera para reprimir uma greve de ferroviários. A inspeção não havia começado e os dos oficiais acompanhados pelo tenente-coronel PEDRO ARBUES e o capitão PEDRO DIAS DE CAMPOS, ambos do 1º Batalhão, assistiam às evoluções. Repentinamente, do lado oposto, foi disparado um tiro de carabina que alcançou o tenente-coronel francês, ferindo-o na altura da orelha esquerda. O oficial cambaleou e foi amparado pelo tenente LABROUSSE. Vendo o agressor, que se preparava para outro tiro, deixou o ferido no chão para não ser atingido. O estampido do primeiro disparo provocou correria entre os praças e também alarmou o alferes MANUEL DE MORAES MAGALHÃES. Ao sair da sala de Arrecadação do 2º Batalhão, em direção ao pátio, ele foi atingido pelo segundo tiro. Com a ajuda de soldados, o tenente LABROUSSE deteve o assassino. Os dois feridos receberam socorro imediato: o alferes MAGALHÃES foi removido para o Hospital Militar e o oficial francês levado para a Sala de Comando do 2º Batalhão, transformado em enfermaria. MAGALHÃES morreu às 16:40 horas, vitimado pelo projétil que o atingiu no lado esquerdo do peito, fraturando a quinta costela sobre o pulmão e saindo na região dorsal. Do hospital, o corpo foi removido para a casa de sua família. O Tenente-Coronel NEGREL ficou internado durante três dias. A 13 de junho a situação de NEGREL começou a piorar. Às 23 horas, os médicos consideraram o caso como perdido e às 4:30 horas da madrugada o oficial francês morreu. O criminoso era o sargento JOSÉ RODRIGUES DE MELLO, um pernambucano de BOM JARDIM, nascido a 2 de agosto de 1874. Filho de um soldado do Exército, ainda jovem fugiu de casa, ingressando como marinheiro na Marinha Mercante. Ainda estava no nordeste quando resolveu acompanhar um grupo de recrutas que pretendia ingressar na FORÇA PÚBLICA – o que aconteceu em 1º de janeiro de 1893. Como militar foi um misto de herói e vilão. Em 1894 participou da CAMPANHA DO PARANÁ, lutou em CANUDOS contra ANTÔNIO CONSELHEIRO e seus seguidores e participou de diversas diligências pelo Estado. Foi preso inúmeras vezes por embriaguez e desordem. Ao ser ouvido, MELLO limitou-se a dizer que matara por causa dos maus-tratos. Embora não soubesse precisar a natureza dessas ofensas, no decorrer das apurações ficou evidente que o criminoso, certa vez, foi advertido pelo Tenente-Coronel NEGREL por estar embriagado e não executar bem as manobras. Em 17 de junho de 1907, depois de expulso da milícia, o sargento estava recolhido em uma cela da Repartição Central de Polícia, onde foi ouvido por um repórter. Lamentou-se bastante de sua situação e ao despedir-se disse “o meu consolo é que sou brasileiro”. Seu julgamento ocorreu em 1º de agosto de 1907, tendo como defensor o advogado BRAZ ARRUDA, que desconhecia o fato. Como chegou a dizer, estava viajando na época dos acontecimentos e só com a leitura do processo, durante a audiência, pôde se inteirar do assunto. MELLO acabou condenado a 30 anos de prisão. Recorreu, e, em 24 de abril de 1908, viu-se novamente condenado à mesma pena. Em 25 de novembro do mesmo ano, dava entrada na Penitenciária do Estado. Durante os 22 anos em que ali esteve, sempre foi considerado um bom preso. Prestou à direção do presídio inúmeros e valiosos serviços, auxiliando no tratamento de doentes, nas cerimônias fúnebres e nos ofícios religiosos de seus companheiros mortos. Em agosto de 1936 estava definitivamente livre da pena. Morreu de infarto em 26 de julho de 1944.         
106 a. na tarde de 11 de junho de 1910 deixou de existir VERIDIANA VALERIA DA SILVA PRADO. A ilustre senhora paulista teve uma posição brilhante na sociedade, na qual destacou sempre pela sua alta distinção. Na sua bela vivenda, uma das mais luxuosas da capital paulista, deu recepção e festas de que ainda há vivas recordações pelo requinte de elegância que a todas presidia.
106 a. nasce em SAINT-ANDRÉ-DE- CUBZAC, JACQUES YVES COUSTEAU, em 11 de junho de 1910. Em 1930, entra na escola naval, em BREST. Adquire o CALYPSO em 1950. Filma “O MUNDO DO SILÊNCIO” em 1955. Em 1973. funda a “COUSTEAU SOCIETY” nos ESTADOS UNIDOS. Em 1981, cria a “FONDATION COUSTEAU”. Morre em 25 de junho de 1997, em PARIS.
105 a. (RIO) O senhor ministro da Agricultura teve conhecimento de que brevemente será estabelecida uma linha direta de vapores entre o BRASIL e os ESTADOS UNIDOS. A companhia vai explorar a indústria do transporte entre os portos do BRASIL e NOVA ORLEANS. Os navios oferecem conforto e luxo para os passageiros, tanto de primeira como de segunda classe, fazendo o percurso em 12 dias. (publicado no O ESTADO do dia 11 de junho de 1911).
  99 a. nasce ABRAHAM KASINSKY no dia 11 de junho de 1917; empresário brasileiro, fundador da maior indústria de auto-peças do país, a COFAF.  
  89 a. LINDBERGH é recebido com festa em NOVA YORK, em 11 de junho de 1927. Ele foi o herói do primeiro vôo sem escalas de NOVA YORK a PARIS.
  85 a. da RÁDIO RECORD. Começou suas transmissões em 11 de junho de 1931, quando PAULO MACHADO DE CARVALHO, um jovem de 29 anos, comprou a rádio PRB-9 e rebatizou a freqüência. A história da RECORD se mistura à de SÃO PAULO. Localizados na praça da REPÚBLICA, os estúdios da rádio foram palco de grandes fatos. Na REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932, os microfones da emissora foram tomados pelos revolucionários, que liam manifestos ao vivo. Ainda na década de 1930, CARVALHO convidou intérpretes como CARMEN MIRANDA, que fez maravilhosas apresentações acompanhada por uma orquestra. Na década de 1950, a rádio se especializou em musicais e radionovelas e, nos anos 1960, a emissora passou a transmitir ao vivo os grandes festivais da música brasileira. Na década de 1980, a RECORD se voltou para o jornalismo.  A RECORD foi pioneira no radiojornalismo ao vivo. Em 1945, os repórteres passaram a utilizar gravadores e transmissores de ondas curtas portáteis. Até então, esse equipamento era gigante, só podia ser transportado por caminhão. No ano de 2005, a emissora se mudou para o espaço onde fica a matriz da RECORD, na BARRA FUNDA. Opera com modernos transmissores de 200 kwatts, o que a torna uma das maiores potências do dial. Suas ondas podem ser captadas em todo o Sudeste e no PARANÁ. A emissora é a terceira mais antiga do BRASIL.
  83 a. nasce GENE WILDER, ator norte-americano, EM 11 de junho de 1933.
  82 a. do herói das revistas em quadrinhos: MANDRAKE. As primeiras tiras do MANDRAKE foram lançadas em 11 de junho de 1934.
  80 a. o escritor ROBERT E. HOWARD, criador de CONAN, se suicida em 11 de junho de 1936.
  79 a. nasce CARLOS EDUARDO DOLABELLA, ator brasileiro, em 11 de junho de 1937. Carlos Eduardo Bouças Dolabella (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1937 — Rio de Janeiro, 26 de maio de 2003) foi um ator brasileiro, pai do ator, cantor e apresentador Dado Dolabella e foi casado com a atriz Pepita Rodríguez.
Dolabella era diabético, e em 2002 sofreu um infarto. Por causa de complicações cardíacas, foi hospitalizado em fevereiro de 2003 e ficou internado até a sua morte.1
Trabalhos na televisão:
2001 - Porto dos Milagres .... comendador Severo
2000 - A Muralha (minissérie) .... João Antunes
1999 - Força de um Desejo .... comendador Queiroz
1998 - Sai de Baixo .... Tomas Antibes (episódio Botando os Bofes Pra Fora)
1998 - Torre de Babel .... Fernando Pagão
1998 - Meu Bem Querer .... fazendeiro goiano
1998 - Labirinto (minissérie) .... Cerqueira
1997 - Por Amor .... Arnaldo de Barros Motta
1996 - O Campeão .... Drummond
1995 - A Próxima Vítima .... Luiggi "Giggio" de Angelis (participação)
1994 - Incidente em Antares .... Quintiliano do Vale
1991 - O Guarani (minissérie) .... D. Antônio de Mariz (Rede Manchete)
1990 - Kananga do Japão .... Orestes
1988 - O Pagador de Promessas (minissérie) .... Tião Gadelha
1986 - Hipertensão .... Marcos
1984 - Amor com Amor se Paga .... Bruno
1983 - Louco Amor .... Fernando Lins
1980 - Água-Viva .... Heitor
1980 - O Bem-Amado (seriado) .... Neco Pedreira
1979 - Pai Herói .... promotor
1978 - Sinal de Alerta .... Chico Tibiriçá
1977 - O Astro .... Natal
1977 - Espelho Mágico .... Edgar Rabelo
1976 - Saramandaia .... Homão
1975 - Bravo! .... Edu Ribas
1974 - O Espigão .... Marcito Camará
1973 - O Bem-Amado .... Neco Pedreira
1972 - Selva de Pedra .... Caio
1971 - O Homem Que Deve Morrer .... Cesário
1970 - Irmãos Coragem .... Diogo Falcão
1969 - Véu de Noiva .... Armando
1969 - Rosa Rebelde .... Ludovico
1967 - Sangue e Areia .... Canabarro
1967 - A Rainha Louca .... Don Juan
1965 - Coração
Trabalhos no cinema:
1994 - Boca
1979 - Dani, um Cachorro Muito Louco
1976 - O Pai do Povo
1976 - O Flagrante
1974 - Motel
1973 - As Moças Daquela Hora
1973 - O Descarte
1972 - Revólveres não Cospem Flores
1969 - O Matador Profissional
1969 - Os Raptores
1968 - As Sete Faces de um Cafajeste
1968 - A Noite do Meu Bem
1967 - Tarzan e o Grande Rio (não creditado)
1967 - Carnaval Barra limpa
1966 - Engraçadinha Depois dos Trinta
  79 a. nasce REGINALDO FARIA, ator e diretor brasileiro, em 11 de junho de 1937.
  77 a. nasce JACKIE STEWART, ex-piloto escocês de Fórmula 1, em 11 de junho de 1939.
  76 a. GRÃ-BRETANHA, CANADÁ, AUSTRÁLIA e NOVA ZELÂNDIA declaram guerra à ITÁLIA, em 11 de junho de 1940.
  76 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a REGIA AERONÁUTICA (FORÇA AÉREA ITALIANA), ataca pela primeira vez a ILHA DE MALTA, em 11 de junho de 1940.
  76 a. do pronunciamento do presidente GETÚLIO VARGAS, a bordo do encouraçado MINAS GERAIS, discurso considerado por todos como favorável ao fascismo, no dia 11 de junho de 1940. O conflito europeu tem colocado o regime brasileiro numa posição incômoda. Há uma certa dependência da aviação comercial brasileira em relação aos países do EIXO. Por outro lado, relações econômicas colocam o País na órbita dos EUA, empenhados na hegemonia econômica, política e militar sobre as AMÉRICAS. Nada mais compreensível, então, do que a política de neutralidade que o governo vinha mantendo. Porém, no momento, o discurso de VARGAS traz a expectativa de que o BRASIL fique do lado dos países do EIXO.
  73 a. aviação aliada ataca DÜSSELDORF (ALEMANHA), em 11 de junho de 1943, na SEGUNDA GRANDE GUERRA.
  73 a. nasce COUTINHO, ex-futebolista brasileiro, em 11 de junho de 1943.
  67 a. ÉMERSON LEÃO nasce em RIBEIRÃO PRETO no dia 11 de junho de 1949. Pertenceu aos seguintes clubes: SPORT (1987-1988), CORITIBA (1988-1989), PALMEIRAS (1989-1990), PORTUGUESA (1990-1992), SÃO JOSÉ (1990-1991), XV DE PIRACICABA (1991-1992), SHIMIZU S-PULSE-JAPÃO (1992-1994), JUVENTUDE (1995-1996), ATLÉTICO PR (1997-1998), VERDY KAWASAKI-JAPÃO (1996-1997), ATLÉTICO MG (1997-1999), SANTOS (1998), SPORT (2000), SELEÇÃO BRASILEIRA (2000-2001), SANTOS (2002-2004), CRUZEIRO (2004), SÃO PAULO (2004-2005), VISSEL KOBE-JAPÃO (2005), PALMEIRAS (2005-2006) e SÃO CAETANO (2006). Possui os seguintes títulos: BRASILEIRO (1987, pelo SPORT), COPA KANAGAWA (1992, pelo VERDY KAWASAKI), COPA DO IMPERADOR (1996, pelo VERDY), CONMEBOL (1997, pelo ATLÉTICO MG), CONMEBOL (1998, pelo SANTOS) PERNAMBUCANO (2000, pelo SPORT), BRASILEIRO (2002, pelo SANTOS), PAULISTA (2005, pelo SÃO PAULO). No dia 16 de agosto de 2006, ÉMERSON LEÃO assinou contrato de dois anos com o CORINTHIANS.
  67 a. HARRY TRUMAN, presidente dos EUA, se pronuncia pelo rearmamento na EUROPA e contra toda redução dos créditos do PLANO MARSHALL, em 11 de junho de 1949.
  67 a. nasce TOM PRYCE, piloto galês de Fórmula 1, em 11 de junho de 1949. Falece em 1977.
  66 a. pintor francês HENRI MATISSE ganha o Grande Prêmio da Bienal de VENEZA, em 11 de junho de 1950.
  65 a. em PORTUGAL é promulgada a lei que converte as colônias em territórios além-mar, em 11 de junho de 1951.
  61 a. tragédia no circuito de LE MANS (FRANÇA), em 11 de junho de 1955. Um automóvel sai da pista e, após chocar-se com outro, causa a morte de 85 espectadores e deixa 200 pessoas feridas.
  58 a. em 11 de junho de 1958, a seleção brasileira enfrentava a INGLATERRA pela COPA DO MUNDO. O time canarinho vinha de uma boa vitória sobre a ÁUSTRIA, na estréia, por 3 a 0, mas tinha problemas para o segundo jogo da campanha que o levaria ao primeiro título mundial. O atacante MAZZOLA, autor de dois gols ante os austríacos, sentia dores no tornozelo. DIDA não mostrava o bom futebol de outros tempos. E crescia a pressão para a entrada de dois virtuoses do futebol: GARRINCHA e PELÉ. Com medo que MANÉ se machucasse em uma disputa com o temido lateral inglês BILL SLATER, a comissão técnica optou mesmo por JOEL e deixou também o futuro Rei do Futebol no banco. Resultado: o primeiro empate por 0 a 0 da história das COPAS. O resultado decepcionante forçaria o técnico VICENTE FEOLA a fazer alterações importantes na equipe para o jogo decisivo contra a UNIÃO SOVIÉTICA, quatro dias depois. Quem acabou machucado pelo carniceiro inglês foi JOEL. MAZZOLA continuava com suas dores no tornozelo. Surgia, com isso, a chance para GARRINCHA e PELÉ aparecerem para o mundo do futebol.
  53 a. em SAIGON, um sacerdote da seita budista reformada (THICH QUANG DUC) se suicida em protesto contra política religiosa do governo de NGO DIHN DIEM. THICH QUANG DUC, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamista que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de SAIGON. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel, não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. THICH protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião budista em seu país.
  52 a. das anotações feitas em 11 de junho de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 338º - 6 anos e 7 dias na FORÇA PÚBLICA – 19 dias como 2º TENENTE – 266 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Comemora-se nesta data mais um aniversário da BATALHA DE RIACHUELO. Em vista disso, não fui para SÃO PAULO ontem, permanecendo em POÁ nesta manhã também.
Levantei muito tarde. A manhã é rápida, usando-a para colocar em dia meu diário e para dar um passeio pelo terreno de meus pais.
Almoço com eles e conversamos sobre as brigas de família com relação à herança de meu avô, cada vez mais complicada. Tudo se confunde entre meus tios e meus pais. Não se entendem.
Vou deixar POÁ no trem das 14:30 horas. Em SÃO PAULO encontro uma garoazinha enjoada. Ali me encontro com um poaense, ex-soldado de Força Pública. Esse rapaz tenta entrar novamente nas fileiras da Corporação. Viajo com ele no ônibus ESTAÇÕES.
Passo pelo BG e, logo mais, estou chegando em meu lar.
Tinha marcado aula no Grupo Escolar “MAJOR MARCELINO”, para os subtenentes e sargentos. Chego ali às 17:30 horas.
O dia 11 vai terminar com programas televisionados, entre os quais: REPÓRTER ESSO – 25º capítulo de   A GATA – CHICO ANÍSIO SHOW.  
  51 a. registro em minhas memórias os principais fatos de 11 de junho de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 337º - 7 anos e 7 dias na FORÇA PÚBLICA - 384 dias como 2º TENENTE - 631 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nesta data o BATALHÃO DE GUARDAS tem a grande missão de representar a FORÇA PÚBLICA no desfile em comemoração à passagem da data do centenário da BATALHA DE RIACHUELO.
Fazendo eu parte da 2ª Companhia de desfile, comandando o primeiro pelotão, chego antes das 6 horas no quartel, para entrar em forma somente às 6:30 horas.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES comanda o BATALHÃO DE GUARDAS no desfile. Minha Companhia é comandada pelo CAPITÃO JOSÉ SANCHES FÉLIX e nela ainda temos o ASPIRANTE A OFICIAL CLAUDEONOR MAIORINO.
O desfile está marcado para 10 horas, mas o BG já chega no local pouco depois das 8 horas. Ainda não era conhecido o posicionamento que nosso batalhão deveria tomar. Andamos muito pela 9 de Julho antes de sermos avisados do local. O desfile é aberto pela MARINHA. Depois temos uma tropa da Aeronáutica; outra do Exército. Em seguida vem a FORÇA PÚBLICA (BATALHÃO DE GUARDAS) e GUARDA CIVIL.
Parece que tudo transcorre bem. O povo se aglomera para ver o desfile, mas uma nota destoante irá empanar o brilho do mesmo. O trânsito na AVENIDA ANHANGABAÚ é totalmente impedido e isto acarreta uma série de inconvenientes para o povo, pois hoje é um dia comum de trabalho.
Antes do meio-dia já estamos de retorno ao quartel e logo vou deixar o BG, chegando cedo em casa.
Permaneço em meu lar durante o resto do dia. Minha intenção é dar um pulo no Presídio Militar "ROMÃO GOMES", mas acontece que chove durante o transcorrer da tarde. Assim sendo, vou ficar ao lado de meus filhos e minha esposa.
À noite, assistimos diversos programas televisionados. Minha esposa continua firme em suas novelas nos canais 9 e 4. Entre elas sobressaem CAMINHOS CRUZADOS (9) e O CARA SUJA (4). O melhor programa da noite é aquele que se intitula, às sextas-feiras, de CLUBE DOS ARTISTAS, com apresentação de HOMERO SILVA e CACILDA LANUZZA.
Ainda assisto noticiosos na televisão. Temos uns segundos do desfile realizado na parte da manhã e vemos que o BG passou bem. Somente a 3ª Companhia é que destoou do conjunto. A guerra no VIETNÃ prossegue agitada; novos bombardeios de ambos os lados e muita gente que morre no sudeste asiático. Por outro lado, na REPÚBLICA DOMINICANA prosseguem os combates entre as facções CAAMANO e GENERAL IMBERT. Não há nenhum acordo no CARIBE até o presente momento.
  51 a. nasce o piloto de FÓRMULA UM, JEAN ALESI, em 11 de junho de 1965.
  50 a. do relato dos acontecimentos em 11 de junho de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 336º - 8 anos e 7 dias na FORÇA PÚBLICA – 749 dias como 2º TENENTE – 67 dias na 3ª Companhia do 10º BP
Leio jornais durante a manhã e ainda com referência à queda de ADEMAR DE BARROS. Reúno tais jornais em meu diário, pois julgo interessante tais notícias:
CASTELLO BRANCO quer ADEMAR longe – LAUDO NATEL já tem os seus secretários no bolso. FARIA LIMA e JÂNIO não serão punidos. Nomeados de ADEMAR vão para exame;
O dia em que LAUDO começou um trabalho muito bem informado. Os atos do primeiro dia;
HILDE perdeu seu ADEMAR de papel;
Sempre há tempo par voltar ao bom caminho. Prenúncio de uma boa temporada de pesca;
CASTELLO decide a queda da “pesada”. Diretores da CÁPUA, em pânico, já renunciaram. CANTO procura emprego. TORRES prepara renúncia;
Os novos secretários. Escândalo no porto: a maior negociata de ADEMAR DE BARROS nos transportes foi no porto de SÃO SEBASTIÃO;
ADEMAR DE BARROS foi para uma fazenda. Cassado viaja de bom humor. Quatro processos vão ser julgados em julho. Bens de ADEMAR não serão sequestrados. Governo prefere vê-lo fora a vê-lo preso;
CASTELLO encontra LAUDO NATEL;
Polícia recebe novos “cardeais”. Oito delegados tomaram posse numa cerimônia que durou três minutos;
CASTELLO cassou por corrupção. O ex-governador diz que CASTELLO traiu a democracia. ADEMAR DE BARROS pode voltar quando quiser. Democracia não é lupanar, casa de tolerância, casa de batota. Havia com o senhor ADEMAR DE BARROS uma “caixa de jogo e lenocínio”. Cassação não vai influir na sucessão presidencial;
Fidelidade do MDB não chegaria até lá. Ladrão que leva nosso trilhão merece punição. Moralização da polícia não pode esperar mais;
CASTELLO vem prestigiar LAUDO NATEL. Que fará a Usina ANHANGUERA? MOGI sem festa para presidente.
À tarde, recebo a visita do 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Nesta manhã que passou também vieram em casa o 3º SARGENTO ESMERALDO MACHADO e o SOLDADO JOÃO MARIA MOREIRA.
No programa da noite assisto televisão, começando com o filme nacional A BARONESA TRANSVIADA, com a impagável DERCI GONÇALVES. É um filme de muitos anos atrás, que assisti em POÁ, quando mocinho de uns dezoito anos mais ou menos.
Assisto ainda ALMAS DE PEDRA – A HORA DA BUZINA – OS REIS DO RING com as seguintes lutas: RUDDY FARIAS x TEIXEIRA; EDU derrota BETO; ABDALLA vence JACKES; TIGRE PARAGUAIO derrota TORPEDO; HÉRCULES supera EL TORO, desclassificado; o          “matador” AQUILES vence URSUS. Na australiana, a dupla LUISIMAR e ROSA dão violenta surra em LA BARCA e JOCIL.   
  49 a. nasce ISABELA GARCIA em 11 de junho de 1967. Em 2007, interpreta a DINORÁ de “PARAISO TROPICAL” e conta que é uma mulher muito prática e não se preocupa com a idade “Vou virar uma quarentona, mas eu não ligo”. Em 1972, esteve em “SHAZAN, XERIFE E CIA”, com FLÁVIO MIGLIACCIO e PAULO JOSÉ. Atuou ao lado de JOSÉ LEWGOY na novela “NINA”, quando tinha dez anos. Aos 13 anos, atuou na novela “ÁGUA VIVA”, da TV GLOBO, ao lado do ator REGINALDO FARIA e era considerada a SHIRLEY TEMPLE nacional. Na adolescência, ela interpretou ROSEMAY, na minissérie “ANOS DOURADOS”, em 1986, na TV GLOBO. Ainda esteve em “BEBÊ A BORDO”, com TONY RAMOS; “CELEBRIDADE”, com TAUMATURGO FERREIRA, que interpretou NELITO, o marido de ELIETE.  
  46 a. do seqüestro do embaixador da República Federal Alemã: -EHRENFRIED VON HOLLEBEN, na noite de 11 de junho de 1970, na GUANABARA. O grupo de terroristas que seqüestrou o embaixador, também assassinou a tiros o agente federal IRLANDO RÉGIS, quando procurava defender o embaixador. Outros dois agentes ficaram feridos no tiroteio. Após reunião dos ministros ALFREDO BUZAID, da Justiça, MARIO GIBSON BARBOSA, das Relações Exteriores, e LEITÃO DE ABREU, da CASA CIVIL, divulgou-se nota oficial em que o governo assegurava que “não poupará esforços para determinar o paradeiro do embaixador alemão EHRENFRIED VON HOLLEBEN, garantir sua integridade física e restituir-lhe a liberdade com a maior brevidade possível”. O presidente MÉDICI, o vice-presidente RADEMAKER e quase todos os ministros assistiram no RIO ao sepultamento do agente policial IRLANDO RÉGIS. Posteriormente, os terroristas divulgariam uma lista de quarenta ladrões e assassinos que querem em troca do embaixador. O governo brasileiro aceitaria essa troca. No dia 14 de junho de 1970, o embaixador da ARGÉLIA no BRASIL, HAFIB KERAMANE, confirmou por telefone que aceitava conceder asilo político aos 40 presos a serem trocados pelo embaixador.  No dia 15 de junho, os 40 prisioneiros banidos do País chegavam na ARGÉLIA, depois de nove horas e 13 minutos de viagem, bem como quatro crianças que os acompanhavam. Por volta das 23:40 horas do dia 16, o embaixador alemão foi liberado pelos seqüestradores. Surgiu em sua casa, em SANTA TERESA, na Rua CÂNDIDO MENDES, de maneira imprevista e bastante disfarçado. Não foi visto por 200 jornalistas e policiais que davam plantão na porta de sua residência. Esboçou um largo sorriso nos lábios e prometeu dar entrevista coletiva algum tempo depois. O embaixador foi deixado por um carro particular nas imediações do Estádio do MARACANÃ, na Rua BARÃO DE MESQUITA, na hora em que terminava uma partida de amadores entre Paulistas e Cariocas. Ali, o embaixador tomou um táxi e foi para a sua residência, onde penetrou sem ser pressentido por ninguém. 
  46 a. da decretação de intervenção federal nos municípios de GUARULHOS (SP) e VIÇOSA (MG), pelo presidente da República, designando interventores respectivamente os senhores JEAN PIERRE HERMAN DE MORAES BARROS e ABEL JACINTO GANEH, no dia 11 de junho de 1970. No primeiro caso, o fundamento da medida foi a apuração de faltas graves praticadas pelo prefeito ALFREDO ANTÔNIO NADER (recebimento de propinas da ordem de 65 mil cruzeiros, de uma firma empreiteira, e quanto a VIÇOSA, declarou o Ministro da Justiça, ALFREDO BUZAID, que “o prefeito estaria ligado a um grupo de pessoas suspeitas”.
  42 a. falece o MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA, em 11 de junho de 1974. Nasceu em 1883.
  38 a. do jogo BRASIL 1 x ÁUSTRIA 0, em MAR DEL PLATA, no dia 11 de junho de 1978, pela COPA DO MUNDO realizada na ARGENTINA. O time da casa levou o título, com a HOLANDA em segundo lugar; o BRASIL em terceiro, ao vencer a ITÁLIA por 2 a 1.
  37 a. falece o ator JOHN WAYNE, em 11 de junho de 1979. Quando MARION MICHAEL MORRISON perdeu sua luta contra um câncer, seus fãs mal puderam acreditar. Afinal de contas, aquele homem, do alto dos seus quase dois metros de altura, era famoso por ter encarnado o mocinho na maioria dos seus filmes e quase nunca ter levado a pior. E olha que ele atuou em quase 250 produções, sendo que em 142 ocupou o papel principal, um recorde mantido na indústria do cinema até hoje. Este homem era JOHN WAYNE, o DUKE (apelido “herdado” de um cão de família), uma das grandes lendas de HOLLYWOOD e o maior expoente do gênero faroeste de todos os tempos. Mas bem antes de solidificar sua reputação nas telas, MARION sequer imaginava botar os pés em um estúdio. Aliás, sua família só veio para o sul da CALIFÓRNIA por conta do estado de saúde de seu pai, um farmacêutico que buscava um clima mais quente e seco. O deserto de MOJAVE e os cavalos fizeram parte de sua infância, mas foi a escola e o futebol americano – para o qual tinha bom perfil graças a sua estatura – que o levariam ao cinema e a conhecer TOM MIX (outra lenda do faroeste), que lhe arrumou seu primeiro emprego em estúdio. Diz a lenda que foi recolhendo as fezes dos cavalos usados nos filmes de JOHN FORD que MARION conheceu o diretor. Bem, na verdade, ele apareceu ao fundo em uma cena durante uma filmagem – o que despertou a ira e depois boas risadas em FORD – e, tempos depois, acabou sendo escalado para figurar em um dos filmes de quem, no futuro, seria um grande amigo.
NO TEMPOS DAS DILIGÊNCIAS (1939) não foi seu primeiro trabalho – ele havia atuado, já assinando JOHN WAYNE, em pelo menos 70 filmes de baixo orçamento desde 1930 -, mas o mais importante neste começo de carreira. Além de saltar aos olhos naturalmente no personagem de RINGO KID, a primeira cena de WAYNE – disparando um rifle para o alto e girando-o no ar para recarregá-lo – marcou época. Ele reaproveitaria este truque anos depois em BRAVURA INDÔMITA (1969), quando ganhou um OSCAR. É claro que JOHN WAYNE e o faroeste têm uma longa história juntos. Fica até difícil citar um único grande momento seu neste gênero. Há quem considere RASTROS DE ÓDIO (1956) – atípico e monumental – o número um da lista. Outros preferem RIO VERMELHO (1948) – quando contracenou com ninguém menos que MONTGOMERY CLIFT e encarnou melhor que o vilão da trama – ou O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (1962) – quando seu personagem é apresentado de maneira melancólica aos fãs.
WAYNE, porém se arriscou pelo épico (A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS, de 1965), pela comédia (FÚRIA NO ALASCA, de 1960), pelo romance (DEPOIS DO VENDAVAL, de 1952) e pela guerra (O MAIS LONGO DOS DIAS, de 1962), entre outros gêneros.
Sua assumida postura política conservadora foi expressa de maneira pouco sutil – outra de suas qualidades – em dois momentos de sua carreira. Primeiramente em O ÁLAMO (1960) – quando se arriscou pela produção e pela direção –, depois no polêmico OS BOINAS VERDES (1968), uma visão bem parcial do conflito do VIETNÃ.
Os problemas de saúde mais sérios vieram a partir de 1964, quando JOHN WAYNE teve o pulmão esquerdo removido cirurgicamente. Em 1979, foi colocada uma válvula em seu coração e, em janeiro de 1979, mais uma derrota para o câncer, quando parte de seu estômago foi removida.
JOHN WAYNE foi tão marcante para os americanos e para as gerações de atores que vieram após ele, que lhe foi concedida a Medalha do Congresso Americano neste mesmo ano. Teve sua imagem estampada em selos comemorativos nos EUA – um deles retrata a imortal cena de NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, citada há pouco. Até chegou a ser convidado pelo Partido Republicano, em 1968, para concorrer à presidência, mesmo não tendo nenhuma experiência política. Supostamente WAYNE declinou o convite alegando não acreditar que a AMÉRICA votaria seriamente em um ator para o cargo.
  37 a. ÉLCIO INOCENTE foi ferido em 11 de junho de 1979, no desfecho de um assalto com refém. Na época, sargento da PM, tinha apenas 29 anos. Conta ele que quando a viatura encostou na frente de uma loja que estava sendo roubada, na VILA FORMOSA, zona leste da capital, o assaltante não quis se entregar e decidiu manter uma funcionária refém. A PM foi surpreendida pela saída repentina do assaltante, após 40 minutos de negociações. “Ele tinha saído há uma semana da cadeia e disse que não queria voltar”. Os dois trocaram tiros a uma distância inferior a um metro. O bandido morreu no local. A refém não foi atingida e ÉLCIO carrega no corpo as marcas dos tiros que mudaram sua vida. Ele ficou paraplégico e passou a se locomover com o auxílio de muletas. Em 2008, ELCIO preside a ASSOCIAÇÃO DOS PMs PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, com 35 mil associados. 
  37 a. nasce o jogador de futebol DANILO GABRIEL DE ANDRADE em 11 de junho de 1979, em SÃO GOTARDO, MINAS GERAIS. Mudou-se para IBIÁ-MG ainda criança. Em 1997, chamou a atenção do ATLÉTICO-MG e GOIÁS após um torneio. Optou pelo GALO, mas ficou apenas um dia em BELO HORIZONTE. Em vez de treinar no time juvenil, teve que passar por uma peneira. No dia seguinte, DANILO já estava treinando em GOIÂNIA. Foi promovido ao profissional em 1999. Estreou ao MORUMBI em 21 de janeiro de 2004, no jogo com a PONTE PRETA, onde deu empate de 0 x 0. Seu time anterior foi o GOIÁS, onde começou sua vida como profissional em 1999. Possui os seguintes títulos: campeonatos goianos (1999, 2000 e 2002), 1 Brasileiro da Série B (1999), 3 Copas Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002), 1 Paulista (2005), 1 Libertadores (2005) e 1 Mundial de Clubes (2005). No dia 12 de março de 2006, marcou um dos gols na vitória do SÃO PAULO sobre o CORINTHIANS por 2 a 1. Homenageou o seu filho LUCAS, que nasceu nesse dia. Coincidentemente, na mesma data do nascimento do seu primeiro filho, MATEUS. Na comemoração, fez o tradicional gesto de embalar um bebê.
  37 a. das anotações de 11 de junho de 1979: DIA DA MARINHA – Data festiva – não há expediente na PM. Acabo de ler OS INCONQUISTÁVEIS nesta segunda-feira. MARLENE traz uma notícia, na hora do almoço. Sua tia DEOLINDA pede a ajuda da LUCINDA para levá-la ao médico. Está atacada pelo reumatismo, no corpo todo.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR compra tintas para pintar a casa da Avenida QUATRO BARRAS, sua futura residência.
Vamos buscar dona DEOLINDA e levá-la ao Consultório da Doutora MARINEIDE, na Rua XV DE NOVEMBRO. Depois, conduzimos a doente até sua casa. Converso com o PM SÉRGIO, filho de dona DEOLINDA, sobre o seu batalhão, o 18º BPMM.
Visitamos a casa da Avenida QUATRO BARRAS. O PM JOÃO GOMES está lixando as paredes para a pintura.
O Ministro da Agricultura da ARÁBIA SAUDISTA encontra-se em SÃO PAULO. Congresso do Fórum das Américas, no ANHEMBI.
114 anos da BATALHA DO RIACHUELO.
ONADYR MARCONDES, novo delegado regional do Trabalho.
Crise política de MATO GROSSO DO SUL está indefinida.
Julgamento do ex-padre WALDEMIRO GASPAR DE MOURA, em BELO HORIZONTE.
Uma mulher tem uma queda de um prédio de apartamentos, do 19º andar e não morreu.
Leio “RAPTADO”, de ROBERT LOUIS STEVENSON.
  35 a. um terremoto no IRÃ deixa milhares de mortos e feridos, em 11 de junho de 1981.
  34 a. mais de 800 mil pessoas se manifestam em NOVA YORK em favor da paz, no dia 11 de junho de 1982. O JORNAL DA TARDE deva detalhes da passagem do PAPA JOÃO PAULO II pelo RIO DE JANEIRO. Ele havia feito uma escala rumo à ARGENTINA e 50 mil pessoas foram recebê-lo em uma base aérea. Após fazer uma oração junto com os fiéis, ele embarcou em seu avião. Outro destaque era a preparação do BRASIL para a COPA DO MUNDO, com jogo treino que não agradou TELÊ SANTANA. 
  32 a. falece a atriz CELESTE AIDA, em 11 de junho de 1984. Também morreram nessa data o REI MOMO HENRICÃO e ENRICO BERLINGUER.
  32 a. nasce o jogador VÁGNER SILVA DE SOUZA –VÁGNER LOVE - em 11 de junho de 1984, no RIO DE JANEIRO. Sua estréia no PALMEIRAS se deu em 1º de setembro de 1992 no jogo PARANÁ 5 x PALMEIRAS 1. Foi campeão brasileiro da SÉRIE B em 2003. Seus feitos mais importantes: artilheiro do Campeonato Brasileiro da SÉRIE B – 2003, com 19 gols; e do Campeonato Paulista – 2004, com 12 gols. Eleito o melhor jogador da SEGUNDONA, em 2003. Na sua despedida, pelo PALMEIRAS, ganhou do SÃO PAULO, marcando os dois gols da partida no resultado de PALMEIRAS 2 x SÃO PAULO 1, pelo CAMPEONATO BRASILEIRO, em 27 de junho de 2004. 
  31 a. falece KAREN AN QUINLAN, no dia 11 de junho de 1985, após ter entrado em estado de coma em 21 de abril de 1975, quando tinha 21 anos de idade.
  30 a. artista irlandês BOB GELDOF é nomeado pela rainha da INGLATERRA “CAVALEIRO DA ORDEM DO IMPÉRIO BRITÂNICO” por suas campanhas em favor dos famintos da ÁFRICA, em 11 de junho de 1986. Recebe a mais alta comenda dada pela rainha da INGLATERRA “CAVALEIRO DA ORDEM DO IMPÉRIO BRITÂNICO”.
  29 a. vitória eleitoral do partido conservador no REINO UNIDO: MARGARET THATCHER inicia seu terceiro mandato, em 11 de junho de 1987. Outras anotações neste dia: no CSP 87, nesta quinta-feira, vamos ter um dia cheio de atividades. Ficamos sabendo que o Diário Oficial de ontem publicou as classificações e transferências de oficiais. Na área de choque temos a classificação do TENENTE-CORONEL PM MELO ARAÚJO no 3º BPChq; do MAJOR PM BENEDICTO GABRIEL RODRIGUES no CPChq; do MAJOR PM PAULO GALANTE, no 1º BPChq. O MAJOR PM CARLOS ALBERTO DA COSTA está sendo transferido da APMBB para o 3º BPChq.
DIREITO CONSTITUCIONAL: são as 5ª e 6ª aulas dessa matéria. São dadas pela Professora ANA MARIA MARTINS, assistente do Professor MANUEL GONÇALVES FERREIRA FILHO. Explica-nos a diferenciação entre Confederação e Estado Federal.
O Procurador Aposentado LOUREIRO dá as 15ª e 16ª aulas de DIREITO PENAL MILITAR – Estudos de alguns tipos penais propriamente militares.
Na tarde, em CIÊNCIA POLÍTICA, temos uma palestra com o desembargador JOSÉ HORÁCIO CINTRA GONÇALVES PEREIRA sobre Assistência Judiciária para os Desamparados. É uma aula diferente, onde aprendemos muito.
DIREITO ADMINISTRATIVO – são as 9ª e 10ª aulas do desembargador LAZZARINI – direitos e deveres do administrador público.
O TENENTE-CORONEL PM NEY também não assistiu as aulas de hoje. Ele está sendo transferido do 1º BPGd para o 14º BPMM (OSASCO).
Mandei hoje o PM BATISTA ir até o CPA/M-1 e depois ao DETRAN a fim de ajudar o irmão do CAPITÃO SILVA a tirar a segunda via de sua Carteira Nacional de Habilitação. O 2º TENENTE PM ATHAYDE ajuda-me nisso.
O MAJOR PM DÁRCIO diz que a Companhia do CAPITÃO PM NÉDSON foi empenhada no Palácio dos Bandeirantes durante manifestação de funcionários públicos que reclamam o pagamento do “gatilho salarial”.
Assassinado PAULO FONTELES DE LIMA, 38 anos, ex-deputado estadual pelo PMDB. Um dos principais líderes do PC do B no norte do país. 
  28 a. da morte do ex-presidente italiano, GIUSEPPE SARAGAT, em 11 de junho de 1988.
  26 a. da circulação das notas de CINCO MIL CRUZEIROS (tema do compositor e maestro CARLOS GOMES), em 11 de junho de 1990.
  25 a. transf. reserva : Cap. QAOPM TABAJARA ROSA, em 11 de junho de 1991.   
  25 a. falece o Senador POMPEU DE SOUZA, em 11 de junho de 1991.
  23 a. falece o empresário PIER GIUSEPPE BERETTA, em 11 de junho de 1993.  
  23 a. falece o agrônomo GILBERTO VITAL BRAZIL, bisneto do cientista VITAL BRAZIL, em 11 de junho de 1993.
  23 a. de JÉSSICA, filha do MASSAO e LÚCIA, neta da MARIA JAPONESA. Nasceu em 11 de junho de 1993.
  22 a. da distribuição das moedas do real aos bancos. Em todo o País, eram dois bilhões de moedas que foram distribuídas em todos os municípios, além de 1,95 bilhão de células, das quais 260 milhões foram impressas na FRANÇA, INGLATERRA e ALEMANHA. Pelo menos trinta homens do Exército, armados com fuzis, metralhadoras e munidos de binóculos, além de dois tanques de guerra, caminhões e jipes fizeram a segurança das moedas do real que ficaram guardadas nos cofres do BANCO CENTRAL, na avenida RIO BRANCO, no RIO, em 11 de junho de 1994. 
  20 a. da EXPLOSÃO E DESABAMENTO do OSASCO PLAZA SHOPPING, com 42 mortos e 400 feridos, no dia 11 de junho de 1996.
  19 a. da aprovação dos ESTATUTOS DO MMDC, em 11 de junho de 1997. Reunião do Conselho Supremo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sob a presidência do Cel. PM ROBERTO LEMES DA SILVA. Presentes os seguintes conselheiros: PAULO BARROS DE CAMARGO, SILVEIRA PEIXOTO, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, FLÁVIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA, Cel. E B Ref. ARY CANAVÓ, JOSÉ SOARES MARINS, SEVERINO DOS SANTOS, LUIZ CARLOS GABRIEL, FERNANDO A. C. PUPO A. LEITE, MAX BASILE, Ten.Cel. PAULO RÉGIS SALGADO, ISRAEL DIAS NOVAES, REGINA  CELENTANO, THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, MINISTRO GUÁLTER GODINHO, Major LUIZ CARLOS BARRETO (representando o comandante da APMBB), LUÍS FELIPE DE LIMA CORRÊA LEITE, Cel. PM Res. ANTÔNIO CARLOS MENDES (que nesta data é empossado CONSELHEIRO). Além da aprovação, por unanimidade, dos novos Estatutos da Sociedade, FOI  DISCUTIDO o problema da reforma do Monumento-Mausoléu do Soldado  Constitucionalista, em precárias condições  por causa de cupins, infiltração de água, problemas com a rede elétrica, etc. Quase no final da reunião  chegaram o Cel. GUIMARÃES e o Capitão ARRUDA.
Posteriormente, os estatutos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC precisaram ser adaptados às exigências do Código Civil. Os novos estatutos foram aprovados, em Assembléia Geral, no dia 17 de dezembro de 2004, no interior do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932. Outras anotações nesta data: todos os nossos esforços estão direcionados nesta data para a reunião do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, marcada para 14:30 horas. Mantenho vários contatos telefônicos. Não posso dar aula hoje no EXTRA da BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO como ontem fora combinado. OREZ e ALZENIR vão em meu lugar. Tenho de verificar a Conexão Brazil cujo primeiro contato foi hoje com o Senhor FRANCISCO. Às 13:40 horas estou no MMDC. Os associados vão chegando para a reunião. Deverei ter muito trabalho em redigir a ata dessa reunião por causa de sua complexidade. Ficaria bem pior se houvesse a esperada “briga” entre o Senhor MARCONDES e o CORONEL CANAVÓ por causa de seus pontos de vista antagônicos. Faltam nesse reunião dois dos principais conselheiros: CORONEL PM GUIMARÃES (que chega no término da reunião) e o CORONEL PM VALDIR SUZANO. Perto das 18 horas, retorno a GUARULHOS no ônibus COCAIA.
Aproximadamente 80 alunos de 1º e 2º Graus da EEPSG AMADEU AMARAL, no Largo SÃO JOSÉ DO BELÉM, entraram em conflito com a tropa de choque da Polícia Militar durante protesto no final da noite de ontem. Os alunos interditaram o viaduto GUADALAJARA, ao lado da escola, impedindo o tráfego de veículos. Os protestos foram contra as condições precárias da escola estadual e o autoritarismo da diretora do AMADEU AMARAL.
Lágrimas, tristeza e revolta marcaram hoje a passagem do primeiro aniversário da explosão do OSASCO PLAZA SHOPPING. A tragédia que abalou o País ao deixar um saldo de 42 mortos e 472 feridos foi lembrada de diversas maneiras. Aproximadamente 200 pessoas, entre sobreviventes, amigos e parentes dos mortos e feridos, exigiram justiça em protesto realizado na entrada do shopping. Simultaneamente, a administração do OSASCO PLAZA organizou uma cerimônia ecumênica no salão de eventos e distribuiu 62 medalhas em homenagem a policiais, bombeiros, representantes de hospitais, prefeituras e entidades que trabalharam durante o acidente.
O PARAGUAI estréia com vitória no Grupo A da COPA AMÉRICA ao bater o CHILE por 1 a 0. No Grupo B, a ARGENTINA não vai além de um empate contra o EQUADOR por 0 a 0.
ITÁLIA E FRANÇA encerram o TORNEIO DA FRANÇA com um melancólico empate de 2 a 2.
GUSTAVO KUERTEN, campeão de ROLAND GARROS, derruba o argentino MARCELO CHARPENTIER no ABERTO DE TÊNIS DE BOLONHA. GUGA agora é o número 15 do ranking mundial.    
  18 a. das anotações feitas em 11 de junho de 1998: nesse DIA SANTO de CORPUS CHRISTI estamos em plena comemoração da COPA DO MUNDO, em seu segundo dia (serão 33 dias no total). Estrearão hoje as seleções do GRUPO B: ITÁLIA x CHILE e CAMARÕES x ÁUSTRIA. Desse grupo sairão as duas seleções que enfrentarão as duas classificadas do GRUPO A, ao qual pertence o BRASIL.
Leio os jornais DIÁRIO POPULAR e JORNAL DA TARDE. Revejo os dias 8 a 14 de junho de 1989, quando era chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Metropolitano e os mesmos dias de 1982, com as seguintes lembranças: 13 de junho – Abertura da COPA DO MUNDO na ESPANHA com ARGENTINA 0 x BELGICA 1. Falecia o REI KHALED, da ARÁBIA SAUDITA, vítima de um ataque cardíaco, aos 69 anos. No GP DO CANADÁ vencia NELSON PIQUET. Na largada, RICARDO PALETTI bateu violentamente no carro de DIDIER PIRONI, parado na pista, vindo a falecer. No dia 14 de junho, a ARGENTINA se rendia para a INGLATERRA, derrotada na GUERRA DAS MALVINAS. O BRASIL vencia a URSS por 2 a 1, com gols de SÓCRATES e ÉDER. A ITÁLIA empata com a POLÔNIA em 0 a 0. Era eu MAJOR do Comando de Policiamento de Choque. O CPChq era comandado pelo CORONEL PM LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA. Tínhamos também uma guerra entre ISRAEL e LIBANO (a SÍRIA apoiava o LÍBANO).A partir das 12:30 horas, assisto CHILE x ITÁLIA, pela GLOBO, diretamente de BORDEAUX, pelo GRUPO B da COPA. A ITÁLIA abre o placar aos 10 minutos do primeiro tempo com um gol de VIERI. O CHILE joga melhor. Aos 23 minutos do primeiro tempo ZAMORANO ajeita de cabeça e SALAS também de cabeça empata a partida. Mal começa o segundo tempo e o ataque aéreo chileno funciona de novo. SALAS ganha de CANNAVARO e cabeceia no canto direito de PAGLIUCA: 2 a 1 para o CHILE. Aos 39 minutos, um cruzamento da direita feito pela ITÁLIA vai encontrar a mão de ROJAS. O juiz LUCIAN BOUCHARDEOU (NIGÉRIA) marca penalidade máxima. ROBERTO BÁGGIO bate e empata: 2 a 2, placar final.
Em TOULOUSE, às 16 horas, temos CAMARÕES x ÁUSTRIA. No primeiro tempo: 0 a 0. Aos 32 minutos do segundo tempo, o zagueiro NJANKA, de CAMAROES, arranca de sua defesa, se livra de dois defensores e bate forte, sem defesa para o goleiro austríaco KONSEL. Já nos descontos, o atacante austríaco POLSTER aproveita o reboe de uma cobrança de escanteio e chuta forte, empatando o jogo:1 a 1, final entre CAMARÕES e ÁUSTRIA. Tudo está igual no GRUPO B, cada seleção com um ponto ganho.
ROMÁRIO abusa e jogo na praia da PRAIA DA TIJUCA para mostrar que está bem fisicamente e que poderia jogar na COPA. Segundo seu fisioterapeuta, ele está clinicamente recuperado.
Faleceu o editor JORGE ZAHAR, aos 78 anos, de endocardite bacteriana. Será cremado na manhã de sábado, dia 13, no Cemitério de SÃO FRANCISCO XAVIER, no CAJU.
O ATLÉTICO PARANAENSE vence o CORITIBA por 2 a 1 e se torna Campeão do PARANÁ. O CRUZEIRO conquista o título mineiro ao ficar no 0 a 0 contra o ATLÉTICO.
Dois anos após a tragédia no SHOPPING DE OSASCO as pessoas vitimadas ainda lutam para serem indenizadas. A GLOBO reserva, no final do JORNAL NACIONAL, uma surpresa para CÉSAR SAMPAIO: uma conversa, via satélite, com sua família. Ele na FRANÇA e seus pais no BRASIL.
Leitura de minhas memórias: 1º a 14 de junho de 1981. CPChq comandado pelo CORONEL PM CID BENEDITO MARQUES. O IPM sobre o caso do MAJOR PM PASTEUR, presidido pelo CORONEL PM CID. O MAJOR PM PASTEUR foi surpreendido quando “achacava” um motorista de caminhão, em companhia de sua esposa e do PM NEMÉSIO. Faleceram – dia 12 – INHANA, da dupla CASCATINHA e INHANA. DIA 13 DE JUNHO DE 1981 – MAZZAROPI e o BRIGADEIRO EDUARDO GOMES.
1º a 14 de JUNHO DE 1980. CPChq sob o comando interino do TENENTE-CORONEL PM NEY VIEIRA DE ALMEIDA. Deixavam o CHOQUE – CORONEL PM RENATO PEREZ, por efeito de promoção e classificação na DAL, onde assumiu no dia 16 de junho de 1980. TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES por ter pedido transferência para a reserva.
1º a 14 de junho de 1979. CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATO era o Comandante do CPChq. Eu era capitão P3. LUCINDA estava às voltas com a herança de seu avô RAPHAEL INDALÉCIO, influenciada pela sua prima MARLENE e o velho GENARO. Faleceram em 4 de junho de 1979: GENERAL ANDRADA SERPA, CHEFE DA EMFA; GILDA DE ABREU (viúva de VICENTE CELESTINO) e o SARGENTO PM ZEPELLIN (assassinado). No dia 6 de junho de 1979 apresentava-se no CPChq o então MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA, recentemente promovido. No dia 12 de junho de 1979 faleceu o ator JOHN WAYNE.
1º a 14 de junho de 1978 (vinte anos atrás). XI COPA DO MUNDO, na ARGENTINA, tinha seu início com ARGENTINA 0 x POLÔNIA 0. O BRASIL estreava no dia 3 de junho, com o empate de 0 a 0 com a SUÉCIA; no dia 7 de junho, novo empate de 0 a 0 com a ESPANHA; DIA 11 vencia a ÁUSTRIA por 1 a 0 e no dia 14, derrotava o PERU por 3 a 0. No dia 7 de junho de 1978 visitava o CPChq o então Secretário da Segurança Pública, CORONEL EB ÊNIO VIEGAS MONTEIRO DE LIMA.
Continuo lendo JOÃO UBALDO RIBEIRO – VIVA O POVO BRASILEIRO.          
  17 a. falece o editor JORGE ZAHAR e do ator DEFOREST KELLEY, que fez o doutor LEONARD BONE MC COY na série JORNADA NAS ESTRELAS, numa  Casa de Repouso de WOODLANDS HILLS, um subúrbio de LOS ANGELES, KELLEY, de 79 anos, morreu depois de sofrer  de uma longa enfermidade, em 11 de junho de 1999.
  17 a. cúpula de chefes de Estado da UNIÃO EUROPÉIA aprova, na cidade alemã de COLÔNIA, em 11 de junho de 1999, o Pacto de Estabilidade para o Sudeste da EUROPA, que pretende evitar conflitos nesta região do continente. Outras notícias nesta sexta-feira: O secretário da Segurança Pública de SANTA CATARINA, LUIZ CARLOS SCHMIDT DE CARVALHO, de 46 anos, morreu ontem à noite, na queda de um helicóptero da Polícia Militar. O piloto, TENENTE-CORONEL PM DÁRIO JOSÉ MALOCHI, e o co-piloto, TENENTE PM ALANA GUIMARÃES, também pereceram no acidente.
Também ontem à noite, na estrada BR-101, altura de LINHARES – VITÓRIA (ES) morreram o ex-deputado petista OTAVIANO DE CARVALHO e a assessora de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ELIZABETH LIMA, 35 anos. Um caminhão bateu no carro em que estavam, causando um incêndio.
Pela manhã, às 9 horas, estive no Centro Odontológico. A TENENTE Dent PM PATRÍCIA faz o tratamento de canal de um pré-molar da arcada superior direita. Foi algo um tanto quanto doloroso. Termina essa fase na endodontia. Agora, em 23 de junho, retornarei ao Centro Odontológico para a continuação do serviço de prótese, com o TENENTE Dent PM SESMA.
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR é surpreendido por um problema mecânico com o seu carro MONZA. A correia denteada quebra e, com isso, danifica alguma coisa do motor. Estava ele indo para o serviço, por volta das 6 horas, quando o carro “pifa” na altura da NADIR FIGUEIREDO. É obrigado a chamar o guincho da PORTO SEGURO. Isso vai ficar em mais de quinhentos reais, além da dor de cabeça que ele tem com a remoção do MONZA para uma oficina. O PM JOÃO chama o ANDRÉ para lhe ajudar.
Conforme combinara anteriormente, compareço na AORPM. O PROFESSOR AFIF CHACUR, MÁRIO MARGARIDO, CRISTIANO e um outro membro da nossa equipe vão almoçar conosco. Encontramos muita gente conhecida na AORPM: CORONEL PM GOMINHO, CAPITÃO PM Res CONCEIÇÃO, TENENTE PM Ref DANIEL PRETENDENTE e outros. Na Rua ANITA GARIBALDI cruzamos com o CORONEL PM Ref EDILBERTO, com o gerente do BANESPA, FERNANDO e outros. O veterano MARINS comparece no MMDC. Ele foi escolhido para substituir o CORONEL EB Ref ATILIANO no comando do Exército Constitucionalista, em 9 de julho. Não está bem de saúde, queixando-se muito de dores nas pernas. Acontece que todos os veteranos entrados nos oitenta anos (alguns já com mais de 90 anos) não estão em condições físicas para assumirem responsabilidades.
Telefona-me de BRASÍLIA, o CORONEL PM MENDES. Está no GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Passo-lhe, por fax, os ofícios de outorga de medalhas para o GRÃO-MESTRE ADJUNTO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, JOFERLINO MIRANDA PONTES. e. para o GRÃO MESTRE DO GRANDE  ORIENTE DE SÃO PAULO, JOAO BATISTA MORAES DE OLIVEIRA.
Também passo fax do convite da Solenidade de 9 de JULHO para várias pessoas, entre elas o deputado estadual PASCHOAL THOMEU (que também recebe o oficio de outorga da Medalha MMDC) e o advogado ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA.
Enquanto isso, o CORONEL PM CANAVÓ prepara o seu ‘CANTO DE CISNE’ para 15 de junho. Arrumou a vinda do comandante do
Exército Sudeste, GENERAL LICINIO NUNES DE MIRANDA FILHO e quer a presença de muita gente que ele convida.
Ainda nesta tarde visitam-nos o veterano FRANCISCO LUCRÉCIO e o PASTOR MARINHO. Deixo o MMDC às 16 horas. O CORONEL CANAVÓ empenha-se com o PASTOR MARINHO na montagem de painéis referentes às suas viagens, nesses três anos que foi Presidente do MMDC.
LUCINDA conta-me que o PAULO CÉSAR deve estar envolvido em alguma coisa perigosa com os seus companheiros de rua. Com quase dezenove anos, sem vontade de estudar e de trabalhar, sempre chegando de madrugada, naturalmente conheceu os meandros do vício. Há qualquer mistério na sua conduta que ainda sua avó não decifrou. LUCINDA anda muito preocupada com o neto.
O PALMEIRAS deu fim ao sonho de conquistar a “tríplice coroa” ao ser eliminado pelo BOTAFOGO nos pênaltis, por 4 a 2, nesta noite, no MARACANÃ. No tempo normal, o jogo ficou em 1 a 1. O carioca REIDNER abriu o placar e PAULO NUNES igualou. Eliminado da COPA DO BRASIL, o PALMEIRAS disputa agora as finais do CAMPEONATO PAULISTA (contra o CORINTHIANS) e da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA (contra o DEPORTIVO DE CALI).
Incêndio criminoso queimou licenciamentos de postos de gasolina e cadastros de bancas de jornais na Regional de PINHEIROS. No local havia estopa e pavio, conforme diz o delegado TUMA JÚNIOR.
A brasileira ANÉSIA PINHEIRO MACHADO, 95 anos, morreu ontem no Hospital do GALEÃO, no RIO DE JANEIRO. Considerada a mais antiga aviadora do mundo, ANÉSIA foi a primeira mulher do mundo a pilotar aviões com passageiros, em voos comerciais. Tinha o brevê número 1.
  16 a. da prisão, em FOZ DO IGUAÇU, do GENERAL PARAGUAIO LINO OVIEDO, no dia 11 de junho de 2000.
  16 a. falece o ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 32, Professor IMIR BALADI, aos 89 anos, no dia 11 de junho de 2000. Foi prefeito e vereador do município de SOCORRO, onde viveu durante 60 anos.  Também morou em AMPARO e MONTE ALEGRE DO SUL.

ACONTECEU EM 11 DE JUNHO DE 2001 : -    SEGUNDA-FEIRA

TIMOTHY Mc VEIGH, o terrorista que colocou a bomba em um prédio de OKLAHOMA, há seis anos, finalmente é executado em TERRE HAUTE, nos EUA. Foi condenado à morte em 13 de julho de 1997, por detonar o caminhão-bomba que destruiu o prédio federal de OKLAHOMA CITY – PRÉDIO ALFRED MURRAH -, em 19 de abril de 1995, em que morreram 168 pessoas: "as vítimas do atentado não tiveram vingança, mas justiça", disse o presidente GEORGE W. BUSH antes de viajar a Europa, onde enfrentará protestos de opositores a pena de morte. TIMOTHY Mc VEIGH deixou como última mensagem um poema do poeta inglês WILLIAM ERNEST HENLEY   (1849-1903) intitulado "INVENCÍVEL".
Na reunião dos integrantes do MMDS comentamos essa execução, reacendendo o tema PENA DE MORTE. No futebol, LEÃO foi dispensado, ainda no aeroporto do JAPÃO e isso também é alvo de comentário na nossa reunião.
Temos uma tarde muito movimentada no MMDC. Os ofícios de outorga de medalha estão prontos para serem assinados pelo presidente, CORONEL PM MELO ARAÚJO. Aí, surge a grande dificuldade: o coronel está na chefia de segurança do BANCO REAL e, como vem acontecendo há muito tempo, não vem à Sociedade. Os telefonemas ocupam um bom espaço de tempo: TENENTE-CORONEL PM JOEL, da DAMCO. CAPITÃO PM GUEDES, da CORREGEDORIA. Passamos um fax para a rede RECORD. Trata-se da solicitação do currículo do Superintendente, DEMERVAL GONÇALVES. Também temos dissabores com a presença do RÓSEO, que vem hoje à Sociedade e teima em colocar o PLANO 300 MR-41 em prática.
O ALEXANDRE MEDÉIA, sócio do MMDC, traz para me visitar um estudante de jornalismo, de uma Faculdade de MOGI DAS CRUZES, o TIAGO. Acompanhando-os está um corretor da AUDI, sobrinho do CORONEL PM Res RAMOS, que cursou a Escola de Oficiais até o 4º Ano, pedindo baixa. O TIAGO quer me entrevistar como coronel da reserva, secretário do MMDC e historiador. Às 16 horas, deixamos a Sociedade. O carro do ex-aluno oficial está na Rua da GLÓRIA. Eles nos leva até o BELENZINHO. Ali, no carro do ALEXANDRE, vamos para GUARULHOS, juntamente com o TIAGO.
O futuro jornalista tira uma dezena de fotografias de livros e revistas da biblioteca: a primeira revista VEJA, o primeiro exemplar do CLUBE DO LIVRO, com o GUARANI, de JOSÉ DE ALENCAR; também uma história em quadrinhos do GUARANI, de 1936; uma revista DETETIVE, de 1937, etc.
Conhece o TIAGO as particularidades de minhas memórias, iniciadas em 9 de julho de 1950. Mostro a ele e ao ALEXANDRE a AGENDA DE JUNHO, que está no computador. Tudo isso será alvo de uma reportagem sobre a minha pessoa.   

O COORDENADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA ANTÔNIO LOPES avisou a degola ao técnico em NARITA, no JAPÃO, antes do embarque da seleção. LEÃO ainda tentou pedir demissão a CBF antes de ser comunicado oficialmente. Em onze jogos na seleção, LEÃO conseguiu apenas três vitórias. FELIPÃO NA SELEÇÃO – FELIPE SCOLARI aceitou o desafio de tentar classificar o BRASIL nas Eliminatórias para a COPA DO MUNDO 2002 e disse estar motivado com o alto índice de aprovação de seu nome nas pesquisas.

A MORTE DE UM AGENTE DURANTE A REBELIÃO NA PENITENCIÁRIA CENTRAL DO PARANÁ, em PIRAQUARA, adiou a remoção para São Paulo dos 13 integrantes do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, prevista para esta data. LUCIANO APARECIDO AMÂNCIO, que era um dos 26 reféns, teria sido assassinado no início do motim, em 6 de junho, e o corpo escondido em um freezer. Os três presos acusados do crime, que não eram ligados a organização, foram executados pelos demais, em represália por terem atrapalhado a transferência dos colegas do PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL.

FALECEU o juiz de direito Prof. Dr. GUILHERME C. PERCIVAL DE OLIVEIRA, aos 80 anos.

FALECEU o historiador FREDERIC MAURO, brasilianista francês e ex-professor visitante de história moderna e contemporânea na Universidade de São Paulo. Seu trabalho mais importante sobre o país dedica-se ao período colonial (Portugal, o Brasil e o Atlântico). Aos 79 anos, de causas não divulgadas, na FRANÇA.

SALA BRASIL DE CINEMA, na T V  BANDEIRANTES -
UM TREM PARA AS ESTRELAS, direção de CARLOS DIEGUES, com GUILHERME FONTES, TAUMATURGO FERREIRA, MILTON GONÇALVES, BETTY  FARIA, JOSÉ WILKER, DANIEL FILHO, ZÉ TRINDADE, TÂNIA  BOSCOLI, CAZUZA, MÍRIAM PIRES e ANA BEATRIZ WILTGEN. Músico procura a namorada que desapareceu na noite carioca. GUILHERME FONTES é o herói saxofonista que mora num balança-mas-não-cai e a namorada some porque está traficando pó, mas o detalhe não é muito relevante. O filme estetiza a miséria favelada e suburbana. É uma verdadeira imagem do Brasil do submundo.

MARCELO FROMER, guitarrista do conjunto TITÃS, foi atropelado por volta das 18h10 quando fazia cooper na Av. EUROPA, quase sem luz devido ao racionamento. O músico chegou ao HC às 19h09, em coma profundo, e foi submetido à cirurgia no cérebro. FROMER e sua namorada KAREN KUPFER iam comemorar o DIA DOS NAMORADOS com um jantar. Estranhando o atraso de FROMER, ela passou a ligar para as delegacias. No 15o. D P , soube de um atropelado sem identificação. Pediu a descrição e confirmou a identidade de FROMER quando soube da tatuagem do Super Mouse no braço.

FOI DEMITIDO O DIRETOR-GERAL DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ADELMAR SABINO. Durante dezoito anos, ele reunia uma ampla gama de poderes, como os contratos de prestação de serviços e a gestão do orçamento da Casa. A decisão foi do presidente da Câmara, AÉCIO NEVES, como parte de um programa de renovação administrativa.

RESGATADA por funcionários da Justiça Americana a garota LAUREN ASHLEY CALHOUN, de 8 anos, em episódio que comoveu os E U A. Ela ficou presa por quatro meses num armário sujo de um trailer e foi encontrada   pesando cerca de 12 quilos, com  a barriga inchada devido a má nutrição e os olhos afundados. Sua mãe, BÁRBARA ATKINSON e o padrasto KENNETH ATKINSON foram acusados de maus-tratos e detidos. Anteriormente, a menina havia  sido adotada, mas voltou à mãe natural depois de uma disputa judicial. EM HUTCHINS, no TEXAS.

SÍLVIO BERLUSCONI faz o juramento como primeiro ministro italiano.

2 002  :  -    TERÇA-FEIRA
Seis anos depois da explosão do OSASCO PLAZA SHOPPING, ocorrida por volta das 12:30 horas do dia 11 de junho de 1996, véspera do DIA DOS NAMORADOS, parte das vítimas ainda enfrenta problemas sérios de saúde ou de invalidez e briga para que a Justiça reconheça a participação da ULTRAGAZ no acidente que matou 42 pessoas e feriu mais 1 87. Hoje, às 10:30 horas, cerca de 80 famílias vão protestar em frente ao prédio do Ministério Público; querem ser indenizadas também pela ULTRAGAZ. 

Começam as decisões dos grupos da XVII COPA DO MUNDO. No GRUPO A, temos : DINAMARCA 2 x FRANÇA 0 e SENEGAL 3 x URUGUAI 3. Com esses resultados o grupo fica assim constituído :
1º DINAMARCA com 7 pontos ; 2º SENEGAL com 5 pontos, seleções classificadas para as oitavas-de-final. URUGUAI e FRANÇA, esta de maneira surpreendentemente, retornam para seus países.
No GRUPO E, os jogos são: CAMARÕES 0 x ALEMANHA 2 e ARÁBIA SAUDITA 0 x IRLANDA 3. O GRUPO fica assim:
1º ALEMANHA com 7 pontos; 2º IRLANDA com 5 pontos, seleções classificadas para a fase seguinte. CAMARÕES e ARÁBIA SAUDITA dizem adeus à COPA.

Por causa dos jogos, vou tarde para SÃO PAULO. Passo pela Associação dos Oficiais da Reserva e acerto com o CORONEL EDILBERTO o tema da palestra do Professor SÓLON BORGES DOS REIS para o dia 5 de julho – A IMPORTÂNCIA NACIONAL DO 9 DE JULHO.
No MMDS, aonde chego depois do meio–dia, acerto a palestra no EXTRA da Brigadeiro para OREZ e LUZ, às 17:30 horas desta terça–feira.
Recebo a visita do Primeiro Vice–Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, doutor CÉLIO DEBES. Ele irá receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA no 9 de Julho. Traz o seu currículo e já leva o ofício de outorga da Medalha. O presidente da Academia Paulista de História mantém um contato telefônico comigo sobre o evento de 9 de Julho no Palácio dos Bandeirantes e o fato dele também estar indicado para receber a medalha CONSTITUCIONALISTA.  
Chega o currículo do vereador Coronel EB Ref ERASMO DIAS. Durante o transcorrer da tarde, com a presença do Sr. MARCONDES, tenho de atender uma dezena de telefonemas, todos referentes ao 9 de Julho, inclusive de alguns jornais. Mantenho contato com o TRIBUNAL DE CONTAS, através do Capitão PIGNATARI; Secretaria de Comunicação, Secretaria de Gestão Estratégica e outros lugares.
Combino com o Sr. MARCONDES ir ao IV COMAR, amanhã cedo, para entregar os convites dos Brigadeiros, conforme ficou acertado com o Coronel PAYÃO, que marcou a audiência com o Major-Brigadeiro-do-Ar BELLON.
Telefona-me o médico LUIZ CORDEIRO, oferecendo o seu apoio ao MMDC na luta pela preservação do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO.
Em casa, o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR conta-me que esteve no reservado do CPAM-7, onde conversou com o CAPITÃO VALDIR sobre os fatos estranhos que estão acontecendo na Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, principalmente sobre o assassinato do TATÁ e as ameaças que o PAULO CÉSAR recebeu ontem, por telefone.

Três jovens foram mortos a tiros no JARDIM DAS EMBUIAS, na zona sul, na 33ª chacina deste ano na Grande SÃO PAULO. ALEX ALEXANDRE, de 18 anos; LUÍS CARLOS, de 22 anos, e LUÍS GONZAGA, de 23, foram mortos a tiros por dois homens que saíram atirando de um MONZA. Os três eram usuários de drogas. A Grande São Paulo registrou 108 mortes nas 33 chacinas desde o início de 2002.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou hoje à tarde o seqüestro seguido de morte do auditor fiscal HÉLIO PIMENTEL JÚNIOR, de 32 anos. A polícia suspeita que ele tenha sido assassinado em represália às investigações que vinha desenvolvendo na Receita Federal. PIMENTEL JÚNIOR trabalhava na Inspetoria da Receita Federal em SÃO PAULO, um departamento responsável pela apuração de sonegação de imposto contra pessoas físicas e jurídicas. Ele desapareceu às 9 horas do dia 15 de maio, quando seguia para o prédio da Inspetoria, na rua Florêncio de Abreu. O corpo foi localizado carbonizado, numa mata de CAIEIRAS, decapitado e com os braços decepados.

Coração de Rei – ainda que seja do futebol – também precisa de cuidados. Se ÉDSON ARANTES DO NASCIMENTO, o PELÉ, não começar a trabalhar menos, parar de viajar tanto, cuidar da alimentação e praticar exercícios com freqüência, seu coração pode não dar conta. Ontem à tarde, ASSÍRIA levou o marido ao médico para um check–up, antes de embarcarem para uma temporada no exterior. Ao receber o contraste, substância rica em iodo que facilita a visualização dos órgãos em uma tomografia, ele começou a desenvolver um quadro alérgico e foi imediatamente internado para que complicações respiratórias não ocorressem. PELÉ começou a sentir falta de ar e dificuldade para falar. Após duas horas na terapia intensiva, a situação havia sido contornada e ele foi para uma unidade semi–intensiva.

RECONHECIDO pelo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA como sendo filho de PEDRO COLLOR DE MELLO, morto em 1994, HUGO CELSO HABBERMA DE MAIA NETO, de 28 anos. Em BRASÍLIA.

Um homem–bomba palestino se detonou na entrada de um restaurante, em HERZLIYA, perto de TEL–AVIV, morrendo, matando uma adolescente e ferindo outros oito israelenses. Horas antes, um atentado à bomba palestino ferira três estudantes israelenses, numa estrada, perto da colônia judaica de KIRYAT ARBA, nas proximidades de HEBRON, na CISJORDÂNIA. Estes dois atentados, em meio a outros incidentes entre soldados israelenses e palestinos na CISJORDÂNIA e em GAZA, aumentaram ainda mais a tensão na região, num dia em que o primeiro–ministro ARIEL SHARON encontrava-se em WASHINGTON, em reunião com o presidente GEORGE W. BUSH.

A reconstrução da área do PENTÁGONO, em WASHINGTON, destruída por um avião lançado contra o edifício por terroristas, foi concluída hoje, nove meses depois do atentado que deixou 189 mortos. Uma placa de recordação foi colocada numa parede.
       
2 003  :  -   QUARTA-FEIRA
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO convida Vossa Senhoria e Exma Família para a conferência e exposição da coleção de D. MARCUS DE NORONHA DA COSTA – MENUS DA CASA REAL PORTUGUESA.
                                    ASS. NELLY  MARTINS  FERREIRA  CANDEIAS
                                                                  PRESIDENTE
11 de junho de 2 003
quarta-feira, 16 horas
Rua Benjamin Constant, 158
Coquetel oferecido pela CASA DE PORTUGAL DE SÃO PAULO.

Pela manhã, LUCINDA está atarefada com os problemas da casa, desde 5 horas, quando acordou o PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR para ir para o serviço no CSM-AM. Logo depois, passaram por aqui seus irmãos JOSÉ e MANECO, o primeiro conduzindo o segundo ao HOSPITAL PADRE BENTO. O MANECO é hipocondríaco e amola todos que estão ao seu redor com doenças imaginárias. Além disso, dona ESMERALDA, sua mãe, vive pedindo as coisas, a todo momento, não dando sossego para a filha. A situação não é nada boa para a LUCINDA.

No ônibus que vai me deixar na estação ARMÊNIA, ao passar pela avenida MORVAN DIAS DE FIGUEIREDO, reparo que a construção da nova loja das TELHAS NORTE já está em fase de acabamento. A entrada do prédio já está pronta e tem a logomarca da fábrica. É mais uma modificação no panorama da marginal TIETÊ, no sentido bairro-centro. Outra grande modificação foi a construção de um grande estacionamento onde se situava as construções de uma antiga fábrica desativada há anos. Esse estacionamento chama-se agora UNIPARA, tendo uma grande movimentação de carros.  
Participo de uma reunião, por volta das 11:30 horas, com os oficiais estagiários que, agora à tarde, querem fazer pesquisa no Museu do Ipiranga. VICTÓRIO iria até à CRUZ AZUL, mas a palestra marcada ficou adiada para outro dia. Noto certo pessimismo nos oficiais, queixando-se de baixos salários, de certa anarquia nos escalões superiores que não olham para as dificuldades da tropa, enfim, um esmorecimento que leva a uma quebra de ânimo.
Não conto com o CORONEL MENDES, secretário da Comissão de Medalhas, e faço os contatos com o COMANDO SUDESTE e com o IV COMAR acerca  dos nomes dos oficiais que deverão ser condecorados no NOVE DE JULHO. Tenho certas dificuldades para trabalhar porque há interrupções de pessoas que telefonam para o MMDC e mesmo a presença de visitas como o CARLOS HOMEM (traz-me uma listagem de pessoas importantes que ele acha que deverão ser convidadas para a solenidade de 9 DE JULHO), MARIVALDO E NATALENE, que estão fazendo pesquisas no centro da cidade. O Sr. MARCONDES também passa pela Sociedade. Traz os currículos dos três padres que ele quer que sejam condecorados no evento máximo do MMDC. Também tenho de ver a listagem dos ex-combatentes que serão imortalizados nessa data. Muita coisa não deu para fazer nesta quarta-feira. Não estou bem de saúde nesta tarde. Alguma coisa está me perturbando, talvez seja a pressão alta. Retorno para casa um tanto quanto contrariado comigo mesmo. Ao passar pela praça QUARTO CENTENÁRIO vejo que já está sendo levantado o quarto andar de um grande prédio (ainda não consegui saber o que irá funcionar nessa nova construção de GUARULHOS).

O CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, Corregedor PM, faz uma ligação telefônica comigo. Define o nome do futuro comandante do Exército Constitucionalista. Será o CORONEL Av. Reformado  HÉLIO FERREIRA DA SILVA. Ele virá de TAUBATÉ para receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA e assumirá o cargo do CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI. O próprio Cel MÁXIMO também será agraciado com a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Foi ele que nos apresentou o Cel HÉLIO há questão de dois anos. Seu nome já tinha sido ventilado naquela época para assumir o comando do exército Constitucionalista, tendo depois surgido o nome de GINO STRUFFALDI. Este, por questões de ingerência irregular do Cel MELO ARAÚJO, trocou-o para cometer a arbitrariedade de indicar o Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA para assumir pela segunda vez o comando, fato que trouxe certas desavenças na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Aliás, o Cel MELO ARAÚJO causou grandes males para o MMDC, não atuando como presidente, preferindo o seu emprego no BANCO REAL, mas querendo gozar da fama das solenidades como sendo o realizador das mesmas. Fez uma péssima gestão na Sociedade. Foi ele quem me levou para o MMDC no ano de 1996, ocasião em que se afastou por causa do emprego no banco.

O Tenente-Coronel EB SANTIAGO, relações públicas do COMANDO SUDESTE também me telefona para dizer que o Comandante do Ex. Sudeste, GENERAL EX. SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO definirá nessa semana os nomes dos oficiais que serão agraciados com a Medalha CONSTITUCIONALISTA no NOVE DE JULHO.

Com gols dos paulistas GIL e LUÍS FABIANO, a SELEÇÃO BRASILEIRA conquistou hoje a primeira vitória da nova era PARREIRA. O BRASIL derrotou a NIGÉRIA por 3 a 0 e viajou confiante para a disputa da COPA DAS CONFEDERAÇÕES, na FRANÇA. ADRIANO marcou o terceiro gol brasileiro. Dois dos três gols saíram do lado esquerdo, formado por KLÉBER, RICARDINHO e GIL.

O CRUZEIRO bateu o FLAMENGO por 3 a 1, nesta noite, no MINEIRÃO, e conquistou o título da COPA DO BRASIL. O time do técnico WANDERLEY LUXEMBURGO garantiu também a vaga na TAÇA LIBERTADORES de 2004.

O economista RICARDO DOS SANTOS MARTINS FERREIRA, de 42 anos, foi morto com um tiro na cabeça, no PARQUE DO IBIRAPUERA, na área conhecida como “AUTORAMA”. FERREIRA tentou agarrar o pescoço de um bandido que estava levando seu HONDA CIVIC, mas foi arrastado pelo carro e baleado na cabeça. O crime ocorreu na noite de ontem. O veículo da vítima e a arma do ladrão foram encontrados hoje de madrugada na VILA GUMERCINDO, zona sul de SÃO PAULO. Foi o segundo assassinato ocorrido neste ano no IBIRAPUERA. Em 7 de abril, o empresário GUILHERME BÓRIS FURMANOVICH, de 48 anos, foi morto com pelo menos cinco tiros na cabeça e um nas costas quando fazia cooper à noite no PARQUE. A polícia já ouviu depoimentos de 50 pessoas, mas o autor do crime ainda não foi identificado.

Deputados do PT e dirigentes da CUT foram os principais alvos de insultos, garrafas de água e latas de cerveja, hoje, na manifestação dos servidores contra a reforma previdenciária, em BRASÍLIA. O líder do PT na Câmara, NELSON PELLEGRINO, foi chamado de “filhote de ACM”. Para a Polícia Militar, havia vinte mil pessoas, para os organizadores, 30 mil. Dirigentes do PT se reuniram à noite com ministros petistas para discutir os desencontros entre governo e partido a respeito da reforma.

O MST promoveu hoje a primeira invasão desde ano em área produtiva do PONTAL DO PARANAPANEMA: cerca de 150 pessoas acamparam na FAZENDA TRÊS IRMÃOS, em ROSANA. Eles chegaram em seis veículos, derrubaram cercas e montaram barracos na área de pastagem. Em COLINA, os invasores abandonaram a ESTAÇÃO DE ZOOTECNIA.

QUATRO PESSOAS morreram carbonizadas na queda de um avião monomotor SAVAGE, hoje à tarde, na região da PAMPULHA, zona norte da capital mineira. A aeronave transportava dinheiro para JUIZ DE FORA, na zona da mata de MINAS GERAIS. O avião caiu a aproximadamente dois quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto. O piloto teria tentado retornar para o aeroporto da PAMPULHA, quando percebeu uma pane hidráulica no avião. A queda da aeronave provocou a destruição da rede elétrica, derrubando ainda o muro de um lote vago na região. O avião caiu por volta das 16 horas.

A mulher do presidente da escola de samba MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL, MARIA DE FÁTIMA LIMA, de 51 anos, foi morta hoje, na BARRA DA TIJUCA, quando usava um telefone público, em frente de um shopping. Perto do corpo estava o MITSUBISHI que ela usava. MARIA DE FÁTIMA era casada com JOSÉ ROBERTO TENÓRIO.

PRESOS ROLNEI LEITE, de 35 anos, ELIAS MACHADO, de 43, e GILBERTO PEREIRA, de 34, acusados de seqüestrar RENATA COVAS, ex-nora do falecido governador MÁRIO COVAS. O seqüestro aconteceu em maio e o resgate foi pago.

Foi indiciado nesta quarta-feira o ex-BIG BROTHER ALAN MARCELO DA CONCEIÇÃO, de 26 anos, por duplo homicídio culposo. Ele dirigia o FIAT PÁLIO que capotou a mais de 100 quilômetros por hora, matando duas pessoas na madrugada de 18 de maio.

REJEITADAS pelo Tribunal de Contas do Estado do RIO DE JANEIRO as prestações de contas relativas a 2002 apresentadas pelos ex-governadores ANTHONY GAROTINHO e BENEDITA DA SILVA. GAROTINHO governou até abril e BENEDITA, de abril a dezembro. Segundo o parecer do tribunal, ambos deixaram de cumprir compromissos financeiros e não respeitaram repasses mínimos para áreas sociais. O relatório tem de ser votado pela Assembléia Legislativa nos próximos dois meses.

A ex-prefeita da cidade portuguesa de FELGUEIRAS, FÁTIMA FELGUIRAS, com prisão preventiva decretada lá sob a acusação de desviar um milhão de euros (R$ 3,34 milhões) da administração pública, não se considera uma foragida da Justiça, “mas uma exilada da democracia pós-Revolução dos Cravos”. A afirmação foi feita hoje para três emissoras em um entrevista coletiva no RIO. Acusada de corrupção, ela veio para o BRASIL pouco antes de ter a prisão decretada.

Três crânios de 160 mil anos foram encontrados durante escavações na região de AFAR, na ETIÓPIA, e constituem os mais antigos fósseis humanos. Os arqueólogos classificaram as criaturas como uma nova espécie de HOMO SAPIENS. A descoberta pode comprovar que os nossos antepassados eram africanos.

A organização palestina extremista HAMAS vingou-se de forma sangrenta da tentativa de ISRAEL assassinar um de seus mais proeminentes líderes. Em plena hora do rush da tarde, no movimentado centro de JERUSALÉM, um homem-bomba do grupo radical islâmico explodiu um ônibus lotado, matando ao menos 16 pessoas e ferindo 90. Horas depois, ISRAEL lançou dois ataques, matando nove pessoas, entre elas quatro integrantes do grupo HAMAS. Vinte e cinco pessoas morreram no total. O homem-bomba atacou por volta das 17:30 horas, quando o ônibus da linha 14 parou próximo do cruzamento da rua JAFFA com a REI GEORGE – uma área repleta de mercados ao ar livre, lojas e muitos cinemas. Vários atentados suicidas sacudiram a rua JAFFA desde a eclosão da nova INTIFADA, em setembro de 2000. A violenta explosão arrancou o teto do ônibus.

2 004   :   -  SEXTA-FEIRA  - 162152134162.
O tempo é o melhor amigo do homem. Faz hoje um mês que faleceu minha mãe, ALICE FONSECA VENTURA. As lembranças dela estão ainda muito fortes, mas a partida obrigatória já se faz entender com maior serenidade. Amanhã iremos rezar a missa de mês de seu falecimento e, portanto, no sábado, retornarei à POÁ, de saudosas recordações.

Ontem foram dados os últimos retoques no Centro de Convenções do ANHEMBI, na zona norte, que será a sede, a partir de domingo, dia 13, da 11ª UNCTAD (CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO), um dos eventos internacionais mais importantes realizados na AMÉRICA LATINA desde a ECO 92. Desde dezembro de 2003, o local vem passando por uma série de reformas para abrigar 6 mil delegados de 170 países. A conferência termina dia 18. Com tudo pronto para o grande evento, o ANHEMBI recebe hoje a bandeira da ONU, órgão que oficialmente torna-se o responsável pela segurança da área que será ocupada pela 11ª UNCTAD. A cerimônia de hasteamento realiza-se no AUDITÓRIO ELIS REGINA e conta com a presença do ministro das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, e do secretário-geral da UNCTAD, o embaixador brasileiro RUBENS RICUPERO. Amanhã, desembarca no BRASIL o secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN, que participará, ao lado do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e da prefeita MARTA SUPLICY da cerimônia de abertura da 11ª UNCTAD. Já a partir de hoje os motoristas devem evitar a região no ANHEMBI. A CET vai fechar parcialmente a avenida OLAVO FONTOURA, que dá acesso ao CENTRO DE CONVENÇÕES, para uso exclusivo dos participantes do evento. A via ficará bloqueada no sentido CASA VERDE, entre a PONTE DO LIMÃO e a PRAÇA CAMPO DE BAGATELLE.
  
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL
RUA ESTADO DE ISRAEL,      VILA CLEMENTINO
04022-002 – SÃO PAULO, SP
Tel: (11) 5080-4804   04 @ 8 dn.mar.mil.br

A Sua Senhoria o Senhor
Coronel PM
MARIO FONSECA VENTURA
RUA BENVINDO TOLENTINO NETO, 285
17121-270 – GUARULHOS – SP
ASSUNTO – MEDALHA AMIGO DA MARINHA
PREZADO SENHOR,
Participo a V. S ª que o Comandante do 8º Distrito Naval, acolhendo proposta recebida, resolveu agraciá-lo com a Medalha “Amigo da Marinha”, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do BRASIL.
Transmitimos os cumprimentos por esta distinção, comunicando que a solenidade de entrega ocorrerá no dia 11 de junho, em cerimônia alusiva ao “139º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo”, às 10:30 horas, na sede deste Comando.
                                                     Atenciosamente,
                                       ANTÔNIO CARLOS CÂMERA
                                                  Capitão-de-Corveta
                                                          Assistente
     
Chego na ARMÊNIA antes das 9 horas. Ali aguardo o carro do Cel MENDES, para irmos ao 8º DISTRITO NAVAL. Dona OÇAINE e os netinhos JÚLIO CÉSAR e DÉBORA estão acompanhando o meu colega. Fomos indicados para receber a Medalha “AMIGO DA MARINHA”. No deslocamento para a SENA MADUREIRA, vamos notar que todos os viadutos da 23 de maio estão ocupados por soldados do Exército. É uma grande segurança que está sendo feita por causa da 11ª UNCTAD. Chegamos cedo no quartel do 8º DN. Ali, vamos encontrando pessoas conhecidas: Cel EB R/R JAIRO, presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Grande Guerra, setor de SÃO PAULO; os irmãos SANTIAGO (um deles é Tenente-Coronel do Exército e o outro é Capitão-de-Mar-e-Guerra); general FARO, presidente do NACIONAL CLUBE; SÉRGIO BIDUEIRA. O Capitão EB R/R GINO STRUFFALDI chega mais tarde. Estão presentes o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO, comandante do IV COMAR; o GENERAL DE EXÉRCITO SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO, comandante do EXÉRCITO SUDESTE. Eles são recepcionados pelo VICE-ALMIRANTE MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA, comandante do 8 º DISTRITO NAVAL. O nosso Cmt Geral, CORONEL ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, também comparece ao evento, bem como o CORONEL CELSO CAMARGO, atual CHEFE DA CASA MILITAR. Como sempre, também estaria presente CAIO ALFAYA, que se desligou da nossa Sociedade por não pagar as anuidades durante dois anos consecutivos. O ministro GUÁLTER GODINHO está presente ao lado de sua esposa. O vice-governador CLÁUDIO LEMBO preside a solenidade e passa em revista a tropa formada. É lida a mensagem do Presidente LULA alusiva à data da BATALHA DE RIACHUELO, bem como a ordem do dia do Almirante de Esquadra, comandante da MARINHA. Os sinais de bandeiras içados em 11 de junho de 1865, durante a BATALHA, são içados solenemente nesta manhã. Depois são entregues as MEDALHAS “AMIGO DA MARINHA” e do MÉRITO NAVAL. O MENDES e eu recebemos a nossa medalha, num conjunto de dezoito homenageados: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CÂNDIDO AUGUSTO ALVES, CORONEL INT. QEMA CARLOS EUCLIDES OLSHOWSKY DA CRUZ, TENENTE-CORONEL INF. QUEMA ÉDSON BARBOZA GUIMARÃES, EDUARDO FERNANDO, JOSÉ GERALDO LOUZÃ PRADO, JOSÉ MAURÍCIO FREIRE NAPOLEÃO, CORONEL CAV. QUEMA JOSÉ RICARDO BEZERRA HERCE AIZCORBE, LUIZ ALBERTO MOLAN, MARINA BANDEIRA KINK, CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, MÁRIO LIMBERTO FILHO, OCTÁVIO TAVARES DE OLIVA FILHO, PAULO EDUARDO BITTENCOURT VIEIRA, PLÍNIO DE NÁPOLIS, TENENTE-CORONEL CAPELÃO RENI NOGUEIRA DOS SANTOS, PROFESSOR TARCISIO BIERRENBACK DE SOUZA SANTOS, ULISSES SALIM LAUAR DE SOUZA. É um momento de honra para nós, pois alguém da MARINHA reconheceu o nosso empenho em prol do ideal de Direito, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não ficamos para o coquetel, pois dona OÇAINE, operada recentemente da vista, não se sente bem. Deixamos assim o 8º DN numa manhã agradável, sem aquele frio que caracterizou todos os dias de junho. O MENDES deixa-me na PRAÇA DA SÉ. Precisava ir ao BANESPA, mas encontro os portões do Corpo de Bombeiros fechados.
No MMDS, encontro vários oficiais, inclusive CRISTIANO, RAFAEL, ANT e FERNANDO. O ambiente é de tranqüilidade. Almoçamos numa roda de serviço, sendo que as horas voam nesta sexta-feira diferente. Com o CAPITÃO AMÉRICO, assisto o DVD “SENHOR DOS ANÉIS-O RETORNO DO REI”.
Retornando para GUARULHOS, noto que hoje nem parecia um feriado prolongado. O trânsito é complicado, digno de um dia comum. O motivo principal dos congestionamentos era a presença maciça de 1.200 soldados do Exército, 800 policiais militares e 400 policiais federais, espalhados pela cidade para garantir a segurança da 11ª UNCTAD e eventos paralelos. Ruas interditadas e bloqueios do Exército criaram vários gargalos. A MARGINAL DO TIETÊ fica parada em alguns trechos do sentido PENHA-LAPA. O ELEVADO COSTA E SILVA praticamente parou no sentido centro-bairro. “A presença do Exército nas ruas causou algumas surpresas, mas as pessoas vão se acostumar ao longo da semana”, disse o coordenador da operação, CORONEL PM ÉDSON FLORA DA SILVA, na parte que toca à PMESP. A coordenação geral está a cargo do Comando Militar do SUDESTE. “Nós temos a missão de garantir a segurança das autoridades que vieram à conferência”, disse o CORONEL EB CÉSAR AUGUSTO MOURA. O efetivo da PM divide-se entre a segurança dos hotéis, ANHEMBI e imediações. Há varreduras – inclusive procurando bombas – com o apoio do GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS (GATE), do CANIL e da TROPA DE CHOQUE, além dos bombeiros e escoltas. O esquema será mantido 24 horas até o dia 18 de junho, quando termina a UNCTAD.

O Comandante da MARINHA, ALMIRANTE ROBERTO DE GUIMARÃES CARVALHO, aproveitou hoje a cerimônia de comemoração dos 139 anos da BATALHA DO RIACHUELO para reclamar mais uma vez da falta de verbas e pediu recursos para a modernização dos equipamentos da FORÇA. Na ORDEM DO DIA, o comandante foi contundente ao dizer que a MARINHA está preocupada com “a acentuada degradação material dos seus meios operativos, sem que haja perspectivas claras de reversão do quadro atual”. O ALMIRANTE disse ter esperança de que a situação melhore, com a aprovação do programa de reaparelhamento da MARINHA. O presidente LULA, em resposta, na mensagem lida pelo locutor da cerimônia, disse que estava ciente das reivindicações das Forças Armadas. LULA afirmou que os pleitos são legítimos e serão contemplados. O presidente acrescentou que tem mantido contato com o ministro da Defesa, JOSÉ VIEGAS, e com os comandantes das três FORÇAS para tratar do assunto. Antes de falar da preocupação com a degradação dos equipamentos, o comandante ressalvou que a MARINHA “permanece disciplinada, dedicada e profissional”. O comandante ainda afirmou que a MARINHA permanece “consciente das dificuldades econômicas do País”.
 
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA autorizou hoje que tropas do Exército saiam às ruas para proteger a população no PIAUÍ, onde a maior parte da Polícia Civil está em greve há dois dias e parte da Polícia Militar decidiu paralisar suas atividades. Os governos federal e estadual já haviam planejado essa saída se o movimento se estendesse. O pedido de ajuda foi apresentado na tarde pelo governador WELLINGTON DIAS, que havia conversado com o presidente LULA na quarta-feira, dia 9, em BRASÍLIA. O apelo foi imediatamente aceito.

Uma discussão por causa de um esbarrão dentro de uma pizzaria deixou um saldo de três mortos e um PM ferido em SÃO BERNARDO, no ABC. Dois irmãos executaram a tiros um rapaz que havia esbarrado num deles. Em seguida, houve troca de tiros com a PM, que tem base em frente à pizzaria, e um dos assassinos morreu. O irmão dele também foi morto a tiros, mas os policiais negam tê-lo baleado. Ambos seriam justiceiros.

O estilista italiano EGON VON FURSTENBERG morreu nesta sexta-feira em um hospital romano, aos 58 anos, mas a família não quis dizer a causa, apenas que era uma enfermidade grave. Filho do príncipe TASSILLO VON FURSTENBERG e de CLARA AGNELLI, pertencente ao clã de acionistas da FIAT, FURSTENBERG dedicou-se à moda.

Seis dias de luto e cerimônias em memória de RONALD REAGAN chegaram ao ápice hoje, quando líderes mundiais contemporâneos e veteranos – aliados e adversários dos tempos da GUERRA FRIA – se reuniram na Catedral Nacional de WASHINGTON, para participar do funeral com honras de Estado do 40º presidente da História dos EUA, tratado como a maior reunião de dignitários internacionais em anos. O presidente GEORGE W. BUSH, sentado na primeira fila, escoltou a viúva de REAGAN, NANCY, a seu lugar através da nave da catedral. Horas depois, num discurso salpicado de histórias pessoais com notas de humor sobre seu predecessor, BUSH disse aos quatro mil presentes que REAGAN era um “grande homem”, que pensava que os EUA “não eram apenas um lugar no mundo, mas a esperança do mundo”. “RONALD REAGAN pertence à História agora. Mas preferíamos quando ele pertencia a nós”, disse BUSH, afirmando que REAGAN era amado devido à sua crença nos EUA e na liberdade, e por causa de “sua gentileza e humildade”. A ex-primeira-ministra da GRÃ-BRETANHA, MARGARET THATCHER, uma aliada ferrenha de REAGAN, cuja saúde é considerada precária demais para um discurso, participou da cerimônia. Ela gravou um pronunciamento que foi transmitido durante a reunião. “Perdemos um grande presidente, um grande americano e um grande homem, e eu perdi um grande amigo”, disse ela, que saudou o papel do ex-mandatário na derrocada do comunismo na EUROPA, afirmando: “Ele ganhou a GUERRA FRIA não apenas sem disparar um só tiro, mas também por convidar inimigos a deixar seus fortes e transformá-los em amigos”. O ex-presidente GEORGE BUSH também prestou homenagens a seu predecessor, lembrando: “Como seu vice-presidente por oito anos, aprendi mais com RONALD REAGAN do que com qualquer um que encontrei em meus anos de vida pública”. Outros dignitários entre os quatro mil convidados incluem o ex-líder soviético MIKHAIL GORBACHOV, que enfrentou REAGAN em cúpulas memoráveis dos anos 80 e depois permitiu que a GUERRA FRIA chegasse ao fim pacificamente, meses depois de REAGAN terminar seu mandato, em 1989. LECH WALESA, líder do movimento SOLIDARIEDADE que tornou-se presidente da POLÔNIA pós-comunismo, também foi prestar sua homenagem.
Dezenas de milhares de americanos passaram pelo caixão do ex-presidente, que ficou na rotunda do CAPITÓLIO. A polícia disse que cerca de duas mil pessoas passaram por hora pelo local, sendo que algumas esperaram até sete horas na fila. REAGAN morreu no sábado, dia 5, após uma longa luta contra o MAL DE ALZHEIMER. Ele havia se despedido dos americanos com uma carta há dez anos, e vivia recluso desde então, sob os cuidados de sua mulher, NANCY. Após o funeral, o corpo do ex-presidente REAGAN será trasladado para a CALIFÓRNIA para o enterro aos pés da biblioteca presidencial, que leva o nome dele, que mira o deserto ao norte de LOS ANGELES.
A sonda CASSINI-HUYGENS atinge a máxima aproximação a FEBE.
                   
2 005   :     -    SÁBADO
DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL. O Ministério da Saúde abre hoje o dia nacional de vacinação contra a poliomielite em todo País com a meta de imunizar 17,3 milhões de crianças com menos de 5 anos. Serão 117 mil postos abertos neste sábado, das 8 às 17 horas, apenas para a vacinação. A segunda parte da campanha contra a pólio este ano será em agosto, quando as crianças deverão tomar um reforço da vacina. Além de receber a vacina da pólio, as crianças poderão ser imunizadas contra outras doenças, como o sarampo, coqueluche, hepatite e rubéola.

O telefone 64092826 é instalado em meu quarto. Isso vai melhorar o atendimento das pessoas que me ligam e não estou na parte de baixo da casa. Também para as ligações que preciso fazer as coisas também ficam facilitadas. Além disso, o eletricista que a MARLENE arrumou, também instalou uma lâmpada perto do computador, corrigindo os “fantasmas” que atrapalhavam o trabalho meu na digitação. Pela manhã, consigo colocar em dia os apontamentos de minhas memórias.
Quem inaugura o novo telefone é o CORONEL PM Ref GUNTHER ALFANO CLAUSSEN. Ele quer o telefone do advogado OSVALDO D´ASTI DE LIMA. Conversamos durante um bom tempo, relembrando antigos companheiros, como o CORONEL PM Ref BIRATAN GODÓI (falecido há vários anos),CORONEL PM Ref SALVADOR D´AQUINO e o CORONEL PM Ref JÚLIO PAULO BELICKAS, falecidos recentemente. Também conversamos sobre o CORONEL PM Res MELLO ARAÚJO, que agora está advogando.

Como se não bastassem os recentes problemas de relacionamento com a FERRARI, RUBENS BARRICHELLO vai largar na última colocação do grid para o GP DO CANADÁ. O câmbio de seu carro quebrou no treino classificatório, hoje à tarde em MONTREAL. Seu companheiro, MICHAEL SCHUMACHER, sai em segundo. A POLE POSITION, pela segunda vez na carreira, é de JENSON BUTTON, da BAR. Líder do campeonato Mundial de pilotos, FERNANDO ALONSO, da RENAULT, sai em terceiro lugar, seguido pelo seu companheiro GIANCARLO FISICHELLA. FELIPE MASSA, da SAUBER, larga em 11º lugar.

Terminou hoje, por volta das 9 horas, a rebelião no CDP da PRAIA GRANDE. O motim durou 17 horas e teve início após a transferência de RONALDO DUARTE BARSOTTI, o NALDINHO, para o CRP de TAUBATÉ. Os rebelados teriam se revoltado devido à saída do preso, que está jurado de morte pelo PCC e seria assassinado na prisão. NALDINHO chegara ao presídio na madrugada de ontem, ocupando uma das celas do “seguro”, ala onde ficam detentos jurados de morte. Horas depois foi transferido, pois agentes teriam descoberto que os detentos pretendiam matá-lo. No fim do motim, dois agentes penitenciários, reféns dos presos, foram libertados e levados para o pronto-socorro da cidade. O estado de saúde deles é bom – apenas um deles teve escoriações. A Tropa de Choque da PM entrou no CDP às 8:30 horas e realizou uma revista na unidade, que ficou completamente destruída. Não havia informações sobre possíveis transferências de presos. Dezenas de facas artesanais e canivetes foram encontrados com os detentos. Até hoje à noite, EDINHO continuava detido em uma sala do DENARC. Ele deverá ser transferido na segunda ou terça-feira.

Recebeu alta o coordenador técnico da seleção brasileira, MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO, de 73 anos, submetido a cirurgia para a desobstrução do duodeno, no RIO DE JANEIRO.

MORREU o escritor argentino JUAN JOSÉ SAER, 67 anos, num hospital de PARIS, depois de ter passado por uma longa doença. A causa da morte não foi divulgada. SAER, que nasceu em SERONDINO, província de SANTA FÉ, desde 1968 morava em RENNES, cidade no oeste da FRANÇA, onde era professor da universidade da cidade. Autor de contos, romances e ensaios traduzidos em cinco idiomas, SAER era considerado um dos escritores mais importantes da literatura argentina. Entre as obras de sua autoria mais conhecidas, estão CONTOS COMPLETOS (2002), CICATRIZES (1969), A OCASIÃO (1986), LUGAR (2000) e NINGUÉM NADA NUNCA (1980). Em outubro de 2004, SAER recebeu o XV PRÊMIO UNIÃO LATINA DE LITERATURAS ROMÂNICAS, o qual compartilhou com o romeno VIRGIL TANASE, por decisão do júri reunido em PARIS. Os jurados consideraram que “o argentino tinha construído uma obra rica e variada de modo silencioso e sido deixado de fora dos grandes circuitos da publicidade literária”. O PRÊMIO foi criado em 1990 para homenagear o patrimônio da literatura latina. Mas, na época, SAER não compareceu à entrega do prêmio por motivos de saúde.
  
Ataques aéreos promovidos pelas forças americanas mataram ao menos 40 rebeldes em KARIBILAH (oeste do IRAQUE), em meio a uma série de ataques rebeldes que deixaram dezenas de mortos na região nos últimos dias. A ação da infantaria dos marines, apoiada por aviões, tinha como alvo diversos grupos de insurgentes armados. A batalha ocorreu perto de QAIM, na mesma região onde insurgentes mataram 21 pessoas nos últimos dias. Corpos decapitados de três pessoas, supostamente soldados iraquianos, foram encontrados ontem. Atentados rebeldes na capital, BAGDÁ, deixaram 23 mortos desde ontem. A escalada da violência no país ocorre durante a terceira semana da megaoperação do Exército iraquiano contra os rebeldes. O ministro iraquiano do Interior, BAYAN JABR, afirmou hoje que a megaoperação contra a insurgência em BAGDÁ já fez mais de 1.318 presos e que o número de carros-bomba na capital caiu. Mais de 6 milhões de dólares (cerca de 15 milhões de reais) foram confiscados nos esconderijos dos supostos rebeldes e que há estrangeiros entre os detidos.

O ex-primeiro-ministro português VASCO GONÇALVES, figura-chave da REVOLUÇÃO DOS CRAVOS de 1974, morreu hoje, aos 82 anos. O GENERAL GONÇALVES, um marxista declarado, foi um dos líderes do Movimento das Forças Armadas que em 25 de abril de 1974 derrubou com um golpe de Estado a ditadura de direita que governava PORTUGAL e abriu o caminho para a democracia. Durante seu governo, PORTUGAL concedeu a independência a suas colônias na ÁFRICA.

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje no centro da capital filipina, MANILA, para exigir a renúncia da presidente GLÓRIA MACAPAGAL ARROYO, acusada de fraude e corrupção. Os manifestantes saíram às ruas um dia depois que foi divulgada a gravação de uma conversa de ARROYO com um funcionário eleitoral a respeito de meios para fraudar os resultados das eleições presidenciais de 2004. Na sexta-feira, dia 10, diversos confrontos entre manifestantes antigovernamentais e policiais deixaram dez feridos.

MORREU a soprano búlgara GENA DIMITROVA, conhecida por sua atuação como ABIGAIL na ópera NABUCCO, de VERDI. Aos 64 anos, em MILÃO.

2 006   :   -    DOMINGO
Véspera do DIA DOS NAMORADOS. Centenas de pessoas circulam pelos corredores do OSASCO PLAZA SHOPPING, na GRANDE SÃO PAULO. Entre elas, está VANDA DOS SANTOS, de 28 anos. No colo, leva o pequeno BRUNO de apenas 51 dias, e pela mão, THALES, de 4 anos, o filho mais velho. Por volta das 12 horas, quando ela e as crianças passam pela praça de alimentação, a tubulação de gás do shopping explode. Hoje, faz dez anos que isso aconteceu. As cicatrizes no rosto de BRUNO e a dificuldade de THALES em andar são as marcas da tragédia que causou a morte da mãe e de outras 41 pessoas e deixou centenas feridas. BRUNO foi uma das últimas vítimas resgatadas pelos bombeiros. Seu choro chamou a atenção do SUBTENENTE PM GILSON SANTOS BELMONTE. Ao remover os escombros, ele encontrou o menino com escoriações no rosto e fraturas na clavícula e no braço esquerdos. Criado pelos avós paternos, BRUNO, torcedor do SÃO PAULO, cursa a 4ª série do ensino fundamental. Mas só agora o pequeno BRUNO está tomando consciência da realidade que vitimou sua mãe, ele e o meio-irmão. A avó ODETE sempre lhe mostra fotos que registram o momento em que foi resgatado debaixo dos escombros, quando era cuidado na UTI do Hospital MONTREAL, o sepultamento da mãe e recortes de jornais. “Nos últimos meses ele vem demonstrando interesse por informações a respeito do que aconteceu”, conta a avó. Há poucos dias, perguntou se podia colocar uma flor no túmulo da mãe, que ele nunca visitou. ODETE tem receio de levar o garoto até o Cemitério SANTO ANTÔNIO, em OSASCO. “Não sei o que acontece. De uns tempos para cá, ele anda muito sensível. Tenho medo que aconteça alguma coisa de ruim com ele no cemitério”. Não é só BRUNO que está tomando conhecimento da realidade dos traumas causados pela explosão. “Cuidamos de pelo menos cem famílias, a maioria delas desestruturada pela falta de perspectiva de vida, conscientização de que não haverá cura para seus ferimentos e terão de receber tratamento pelo resto da vida”, destaca JACY MALAGOLI, da Associação Nacional de Proteção às Vítimas de Desabamentos e Explosões”. “Há pessoas que não têm o dinheiro da condução para ir ao médico ou para ir ao hospital que a associação consegue arrumar.” A própria filha de JACY, JANAÍNA, hoje com 27 anos, é uma dessas vítimas. Depois de ser submetida a quinze cirurgias, ela enfrenta dificuldades para trabalhar e cuidar da  família. Ainda sente fortes dores e terá de tomar remédios enquanto viver. JANAÍNA fraturou a coluna, sofreu traumatismo craniano, rompeu os ligamentos do joelho direito. “Chegamos até a assinar a autorização para uma amputação, mas graças a DEUS não foi preciso”, lembra a ma~e. Em 1996, GILMARA PEREIRA DE CASTRO, com 16 anos, fazia um curso de teatro e seu maior sonho era ser artista. No dia 11 de junho, sua idéia e futuro se evaporou. Ela foi ao shopping comprar um presente para o namorado. Seis meses depois, resolveu deixá-lo. “Nesse período, estive internada na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA e, ao ter alta, descobri que ele saía com minha melhor amiga”, conta. Uma década depois, as 231 cirurgias que fez não conseguiram devolver a mobilidade a GILMARA. Ela anda com ajuda de uma bengala e não pode dobrar os joelhos. Em março de 2006, três anos depois de as vítimas terem entrado com ação na Justiça responsabilizando a ULTRAGAZ e a BRR GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO pela explosão, o juiz MANOEL BARBOSA DE OLIVEIRA, da 5ª Vara Cível de OSASCO, inocentou as duas empresas pela tragédia. Não foi a primeira absolvição em relação ao acidente. Em fevereiro de 2005, a Justiça livrou o administrador e o engenheiro do shopping e três engenheiros da construtora WYSLING GOMES, acusados pela explosão. Em agosto de 1999, eles tinham sido condenados, em primeira instância, à prisão por homicídio culposo. Em resumo: todos os acusados foram absolvidos pela Justiça. Nos acordos fechados entre os advogados do OSASCO PLAZA e das vítimas, foram indenizadas 232 pessoas, entre mortos e feridos graves. No período de junho de 1996 a maio deste ano, o shopping gastou R$ 27.975.000,00 em indenizações e auxílio médico e social.

Precisamos cortar da nossa vida o supérfluo, o desnecessário. Às vezes, como a árvore que não entende o porquê da poda, nós também não entendemos os cortes que, profundamente, dilaceram nossa existência. São os cortes que nos machucam, as podas necessárias que nos ferem que vão proporcionar uma limpeza em nossa vida. Assim como a poda acontece para que a árvore não morra e produza mais, os sofrimentos, os momentos difíceis pelos quais vamos passando são exatamente para nos fazer crescer e viver melhor. É difícil entender o sofrimento ou um momento de dor pelo qual estamos passando. Também é difícil entender porque é necessário cortar ramos e galhos para que uma planta cresça mais. Mas são as podas da nossa vida que vão garantir vida nova. São aqueles cortes profundos que vão possibilitar que brote o verdadeiro sentido de nossa existência. Não tenha medo das podas que a vida nos impõe. Use-as para crescer e seja feliz.   

Assisto o GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA, no circuito de SILVERSTONE, onde o espanhol FERNANDO ALONSO ganhou com relativa folga. MICHAEL SCHUMACHER chegou em segundo.
O caminho para o bicampeonato do piloto espanhol na Fórmula 1 está cada vez mais próximo. Com essa vitória, ALONSO chegou aos 74 pontos na tabela, contra 51 de MICHAEL SCHUMACHER. O finlandês KIMI RAIKKONEN completou o pódio da oitava etapa.  Em quarto lugar chegou o italiano GIANCARLO FISICHELLA, que foi pressionado por RAIKKONEN nas últimas voltas. A zona de pontuação foi completada com o quinto lugar do brasileiro FELIPE MASSA, seguido por JUAN PABLO MONTOYA, NICK HEIDFELD e JACQUES VILLENEUVE. RUBENS BARRICHELLO chegou em décimo lugar, atrás de NICO ROSBERG. 

Depois, assisto a vitória da HOLANDA sobre a SÉRVIA E MONTENEGRO por 1 a 0. Esse jogo de classificação faz parte do GRUPO C, cuja liderança é da ARGENTINA, por ter mais gols marcados do que a HOLANDA. COSTA DO MARFIM e SÉRVIA E MONTENEGRO estão com zero ponto.
PORTUGAL derrotou ANGOLA por 1 a 0 e o técnico LUIZ FELIPE SCOLARI quebrou um recorde. Somando-se aos sete triunfos que teve com o BRASIL em 2002, ele chegou a oito vitórias seguidas em COPAS DO MUNDO. Já o MÉXICO bateu o IRÃ por 3 a 1, com um gol do brasileiro ZINHA. 

RAFAEL NADAL, hoje o melhor do mundo em quadra de saibro, se colocou mais uma vez no caminho do suíço ROGER FEDERER. O tenista espanhol conquistou hoje o bicampeonato do TORNEIO DE ROLAND GARROS ao ganhar por 3 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/1, 6/4 e 7/6.

IARA IAVELBERG, companheira do guerrilheiro CARLOS LAMARCA, teve seus restos mortais transferidos hoje da ala dos suicidas para a ala comum do Cemitério Israelita de SÃO PAULO, no BUTANTÃ, zona oeste da Capital.  Militante de esquerda, ela foi enterrada como suicida, porque em 1971, durante a ditadura militar, a polícia alegou que ela se matou com um tiro para não ser presa. A família IAVELBERG sempre rejeitou a alegação e levou 35 anos para conseguir provar que ela não se matou. E hoje, finalmente, houve a transferência do corpo.

Consternou profundamente os companheiros de redação, a notícia do falecimento, nesta noite, aos 80 anos, do jornalista PAULO MOLLEDO DE AQUINO. Natural de MIRACEMA, Estado do RIO DE JANEIRO, onde nasceu no dia 21 de janeiro de 1926, era radialista e jornalista. Como radialista, trabalhou nas Rádios BANDEIRANTES e TUPI e, na televisão, na TV TUPI, na antiga Organização VICTOR COSTA – TV PAULISTA e na TV CULTURA. Fixou a sua vida jornalística no O ESTADO DE SÃO PAULO, onde trabalhou quase cinco décadas. Participou de diversas COPAS DO MUNDO e, entre elas, a de 1958, quando o BRASIL conquistou a primeira COPA JULES RIMET. Com a seleção “canarinho” esteve no CHILE, SUÉCIA, INGLATERRA, MÉXICO, ALEMANHA e ARGENTINA. Acompanhou intensamente a carreira do pugilista EDER JOFRE, o “GALO DE OURO”. Esteve em LOS ANGELES, quando EDER conquistou, como peso galo, o primeiro “CINTURÃO DE OURO”. São-paulino entusiasmado, acompanhou a trajetória do tricampeão mundial em campeonatos regionais e excursões em diversos continentes. O corpo foi trasladado para o Cemitério da LAPA, onde se realizará o enterro, após o velório.  

O ex-governador de SÃO PAULO foi confirmado como candidato a presidente pelo PSDB, em convenção realizada hoje, em BELO HORIZONTE. GERALDO ALCKMIN obteve 384 votos dos delegados do partido, que também aprovaram a coligação com o PFL. Em discurso longo – de 55 minutos – dedicou-se mais ao programa de governo, mas voltou a atacar o presidente LULA: “O governo do PT deixou o BRASIL vermelho de vergonha”, disse. “Nunca houve tanto banditismo em esferas tão altas da República”.

Cerca de 150 pessoas participaram hoje pela manhã de um ato público no PARQUE DO IBIRAPUERA pela paz na cidade. O evento marcou os 30 dias dos ataques praticados na Capital por uma facção criminosa e contou com a participação de integrantes de 40 organizações da sociedade civil. Elas elaboraram um manifesto para servir de base para discussões sobre o enfrentamento da crise da segurança no país. “A nossa arma é a crença na paz e no engajamento de todos contra a violência”, disse o presidente da Comissão Municipal dos Direitos Humanos e ex-ministro da Justiça, JOSÉ GREGORI. Ele criticou a precariedade da segurança pública e fez um comparativo com o engajamento do país em relação ao futebol. “O BRASIL tem suas prioridades e uma delas é a excelência no futebol. Penso que o governo deveria buscar esta excelência no combate à violência”.
O governador CLÁUDIO LEMBO se reúne amanhã com membros do Poder Judiciário e do Poder Legislativo de SÃO PAULO para discutir sugestões de mudanças para o Código Penal. O encontro será realizado na Associação dos Magistrados de SÃO PAULO (APAMAGIS). 

O tenista espanhol RAFAEL NADAL conquistou o bicampeonato de ROLAND GARROS, em PARIS. Após enfrentar uma partida de mais de três horas, NADAL venceu o número 1 do mundo, ROGER FEDERER, por três sets a um. O espanhol chegou assim à marca de 60 vitórias seguidas no saibro.

Assisto o DVD “IMPÉRIO DOS LOBOS”. Dos produtores de “O PROFISSIONAL” e “QUINTO ELEMENTO”, com o astro JEAN RENO, este filme fala sobre a máfia (turca) e tem como personagem central uma mulher que perdeu a memória. Seu nome, ANNA HEYMES, que sofre terríveis alucinações, além de ser incapaz de reconhecer o próprio marido. Na outra ponta da trama, dois agentes, NETTEAUX e SCHIFFER, investigam um triplo assassinato em série envolvendo mulheres. O link entre o drama vivido por ANNA com os crimes se dá quando ela descobre que seu rosto sofreu uma operação plástica que alterou completamente sua antiga fisionomia. As razões estão atreladas a planos diabólicos dos turcos, que procuram introduzir uma nova personalidade a essa mulher, em experiências para alterar a conduta de militares.

2 007     :      -    SEGUNDA-FEIRA
GINO STRUFFALDI alertou-me ainda ontem, em mensagem eletrônica, sobre a solenidade do DIA DA MARINHA. Bem gostaria de lá comparecer, como em anos passados, mas o estado gripal ainda deixa seqüelas. Levanto somente depois das 8 horas. Estranho o CORONEL PM MENDES não ter mantido um contato comigo. Talvez tenha conhecimento do meu estado de saúde. Mais tarde, lembro que ele tem um vôo para BRASÍLIA (comprou a passagem antecipadamente, quando visitamos o RIO, no mês passado).
Chego hoje na Sociedade um pouco antes das 13 horas. Fico sabendo que o MENDES passou rapidamente pela Sociedade, determinando que se façam ofícios às Forças Armadas, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Associação Comercial, OAB, a fim de que sejam escolhidos os nomes para recebimento da Medalha Constitucionalista em 9 de Julho. Acontece que a LILIAN está sem o seu computador (o PEDRO levou o aparelho para limpeza na última quarta-feira) e a MARINEI então irá confeccionar esses documentos, pela primeira vez e precisa de orientação. O TENENTE PM FÁBIO NAKAHARADA ainda não mandou o pagamento dos salários das funcionárias e isso me deixa bastante chateado. Vejo que ele não tem condições de ser o tesoureiro da Sociedade e mantenho uma conversa telefônica áspera sobre esse assunto com ele. Demonstra o tenente que suas obrigações funcionais, em PIRITUBA, não deixam que ele tenha espaço sobrando para ocupar o cargo de tesoureiro. Diz ele que sua situação irá ficar pior porque o TENENTE-CORONEL PM CODELO irá ser transferido do Centro de Formação de Soldados de PIRITUBA.
Almoço com o PASSOS por volta das 13:30 horas. Outros oficiais estão conosco. Comentamos o incrível acidente na Fórmula 1, ontem, em MONTREAL, com o piloto ROBERT KUBICA. O jovem polonês deixou hoje o hospital SACRE-COEUR, em MONTREAL, onde ficou em observação. Menos de 24 horas depois do acidente, ele estava pálido, mas falante e confiante em suas chances de correr no GP DOS ESTADOS UNIDOS, no próximo domingo.   
A tarde no MMDC é muito atribulada. Estou sozinho, pois o GINO se cansou com a solenidade do “DIA DA MARINHA”. Conta ele, por telefone, que manteve conversa com o GENERAL DE EXÉRCITO ESPER, Comandante do SUDESTE; com o VICE-ALMIRANTE TERENILTON, Comandante do 8º Distrito Naval e com o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR SCHEER. Citou nomes de várias pessoas presentes, inclusive o nosso Comandante Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ. Vários telefonemas ocupam-me toda a tarde: da 5ªa EM/PM, o TENENTE LUIZ ANTÔNIO convida-me para participar de uma reunião amanhã, às 10 horas, sobre a Solenidade de 9 de  Julho.
Uma pessoa responsável pelo museu do Município de CHAVANTES quer dados sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Conta-me a existência de uma pedra histórica, perto de uma usina, naquela localidade, onde revolucionários teriam, à baioneta, escrito algumas frases na mesma. Conta também uma cena sobre a derrubada de uma ponte, evitando que os legalistas atravessassem a região.  
O ex-combatente ORESTES, com 93 anos de idade, mantém uma ligação telefônica para reclamar dos 44 reais que a NOSSA CAIXA lhe tira da Pensão Especial de 450 reais. Diz que já ganha tão pouco do governo e ainda é espoliado pelo banco. Também acho isso um absurdo e peço para que ele me mande um documento a respeito.
O PEDRO traz o computador da LILIAN, mas não consegue fazê-lo funcionar. Torna a levá-lo e promete retornar amanhã. Isso atrasa a documentação. Como estou sozinho no MMDC, tudo isso e mais a gripe que ainda me acompanha faz com que a tarde não seja boa.
Somente às 16 horas é que chega um cabo PM, que não regula muito bem da cabeça, trazendo o cheque de pagamento dos salários das funcionárias. Além disso, há também a necessidade de se pagar uma dívida da Previdência Social que vence hoje. Corre até o BANESPA, junto com a MARINEI, para tentar resolver esses problemas.
Em casa, telefono para o GINO e lhe dou conta de tudo o que aconteceu hoje à tarde na Sociedade, principalmente aqueles que envolveram o “tesoureiro” fracassado. Telefono também ao ANTÔNIO FONTELLAS, responsável pelos carros antigos que todo ano desfilam no 9 de Julho. Ele deverá participar da reunião de amanhã com o Coordenador do evento, CORONEL ELISEU LEITE DE MORAES, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
LUCINDA ainda curte a gripe. Quando chego em casa, por volta das 18 horas, ela já está deitada. Diz que suou frio por volta das 15 horas. Tomou remédios e achou melhor ficar embaixo das cobertas.
ROMAGNOLI passou-me o site do jornal guarulhense AQUI NOTÍCIAS que publicou hoje: “Paulo Carvalho recebe Medalha Constitucionalista -http://www.aquinoticias.com.br/
    
Guarulhos - sexta-feira, 8 de junho de 2007
Paulo Carvalho recebe Medalha Constitucionalista
Da Redação / Foto: Arquivo

Presidente da Câmara Municipal e vereador Paulo Carvalho (PR) Paulo Carvalho cumprimenta o Capitão Gino Struffaldi
Útimas Notícias

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Carvalho (PR) foi homenageado na sexta-feira, (1º), com a Medalha Constitucionalista. A medalha foi entregue pelo Capitão Gino Struffaldi, presidente da Sociedade Paulista de Veteranos de 32 - MMDC, durante a cerimônia de posse da diretoria do núcleo Guarulhos, no auditório da OAB/ Guarulhos.
"Sinto-me honrado pela homenagem e por estar presente na posse da diretoria do Núcleo Guarulhos, que vai tentar difundir o espírito de civismo e patriotismo entre a população guarulhense, além de tentar resgatar os ideais de 32", ressaltou Carvalho.
Na mesma cerimônia também foram homenageados o prefeito Elói Pietá, representado pelo Secretário de Segurança, Geraldo Jânio Vendramini, e o juiz João Batista de Melo Paula Lima, da 1° Vara Cível de Guarulhos.
Diretoria
A diretoria do Núcleo Guarulhos da Sociedade de Veteranos de 32 - MMDC é formada pelos advogados Janaína Exposito Pinto (presidente); Carlos Alberto Maciel Romagnoli (vice-presidente); Airton Trevisan (presidente do Conselho Deliberativo); Fábio Trombetti (vice-presidente do Conselho Deliberativo); Odair Camargo Freire Filho (1° secretário) e, Rogério Ardel Batista (1° tesoureiro).
A presidente Janaína Pinto adiantou que o núcleo tem como meta ensinar às crianças a importância da revolução constitucionalista de 32. "Também pretendemos solicitar aos vereadores a criação de dois projetos de lei. Um para instituir o núcleo como uma entidade de utilidade pública e o outro, para a criação de uma medalha própria para a cidade", explicou.
O vice-presidente, Carlos Alberto Romagnoli, acrescentou que a entidade além de participar de palestras promovidas em escolas públicas e privadas, também vai auxiliar ex-combatentes e viúvas da Revolução Constitucionalista de 32. "Faremos um levantamento junto à Nossa Caixa para cadastrar todos os ex-combatentes e seus familiares", explicou.

Recuperando-se de um derrame cerebral provocado por pressão alta, o deputado federal CLODOVIL HERNANDES mostrou hoje que mantêm a língua afiada, ao deixar o Hospital SÍRIO LIBANÊS, em SÃO PAULO. O parlamentar estava internado desde a última terça-feira, dia 5, teve alta ao meio-dia e saiu do hospital às 16 horas, rumo à Clínica SANTÉ, segundo ele, para “cuidar da beleza”.

Um assalto a residência terminou com três moradores e dois ladrões mortos na cidade de SÃO ROQUE, a 59 km de SÃO PAULO, na noite do domingo, ou seja, ontem. Entre os mortos estão dois irmãos e o pai deles, o delegado aposentado da Polícia Civil HARIM SAMPAIO D´OLIVEIRA, de 72 anos. Os irmãos, um deles escrivão da delegacia do município, e dois assaltantes morreram durante tiroteio. O delegado aposentado sofreu um ataque cardíaco e morreu de infarto. Outros dois ladrões fugiram, mas um deles foi identificado pela polícia.
O crime aconteceu no km 3 da Estrada do Vinho, no bairro SOROCAMIRIM, às 19 horas. Antes disso, a família D´OLIVEIRA tinha recebido parentes e amigos para um almoço. O delegado aposentado e os filhos – o escrivão HARIM SAMPAIO D´OLIVEIRA JÚNIOR, de 32 anos, e o comerciante HARLEY SAMPAIO D´OLIVEIRA, de 30 anos – foram acompanhar os últimos convidados até o portão.
Antes das despedidas, todos passaram no estabelecimento VINHOS & CIA, da família D´OLIVEIRA, localizado ao lado da casa. Os ladrões aproveitaram esse momento e invadiram a residência. A namorada de HARLEY lavava a louça quando foi rendida por dois encapuzados. Assim que entrou em casa, o delegado aposentado acabou abordado. Em seguida a mulher dele foi dominada.
HARIM JÚNIOR tinha entrado em sua casa, ao lado do imóvel do pai, para usar o banheiro. De lá, percebeu o assalto, pois o irmão foi rendido por outros bandidos no portão da casa do pai. O escrivão ligou para a Polícia Militar.
Os bandidos levaram os cinco reféns para a sala e começaram a separar os pertences das vítimas. Exigiram dinheiro. Foi nessa hora que o delegado aposentado começou a passar mal. Ao ver o estado do pai, o escrivão disse para os bandidos o seguirem que os levaria ao dinheiro. A intenção era reagir longe da família. Os bandidos não o revistaram e ele estava armado. Mas o irmão decidiu acompanhá-lo.
HARIM JÚNIOR levou os bandidos para sua residência, onde ocorreu o tiroteio. DIEGO DONIZETE DA SILVA RODRIGUES e um comparsa que estava sem os documentos foram baleados pelo escrivão. A polícia acredita que os parceiros da dupla atiraram contra os dois irmãos. HARIM JÚNIOR levou três tiros no peito e um no queixo. O irmão HARLEY foi baleado no peito e num ombro. Os quatro baleados foram levados para a SANTA CASA DE SÃO ROQUE, assim como o delegado que sofria o ataque cardíaco, Nenhum deles resistiu. Outros dois bandidos fugiram a pé, um deles baleado. Abandonaram no local um GOL com placas de SUZANO, cidade da GRANDE SÃO PAULO.

Na véspera do Dia dos Namorados, a relação entre um guarda-civil e uma secretária acabou em tragédia em SANTO ANDRÉ. A jovem, de 19 anos, foi baleada no rosto por seu ex-namorado, que se matou com um tiro na boca aos 30 anos de idade.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, MÁRIO SÉRGIO PAULINO DE OLIVEIRA chegou ao consultório odontológico em que MICHELY VENTURA GERALDINI trabalha por volta das 9:30 horas. Depois de uma breve discussão na porta do local, a secretária percebeu que seu ex portava uma arma. “Ele está armado!” gritou para as três testemunhas que estavam no local.
Desesperada, ela fechou a porta de vidro e correu para a janela. Quando tentava pular pra fora do consultório, o guarda-civil invadiu o local destruindo parte da porta. Antes que MICHELY fugisse, MÁRIO SÉRGIO disparou três vezes. Um dos disparos atingiu o rosto da secretária, que está internada em estado grave na Santa Casa de SANTO ANDRÉ, depois de passar por uma cirurgia. As testemunhas contaram que MÁRIO SÉRGIO apontou a arma para a cabeça de MICHELY e tentou realizar um disparo, que falhou.
O guarda-civil, que trabalhava em SÃO CAETANO DO SUL, fugiu para sua casa, em SÃO MATEUS. Ele havia sido afastado da corporação devido a problemas psiquiátricos. Telefonou para a sede da Guarda Civil de SÃO CAETANO dizendo que se sentia agitado, pois havia se envolvido em um tiroteio no dia anterior. Uma viatura da corporação foi enviada para a sua casa e o levou para um pronto-socorro. Na volta do hospital, MÁRIO SÉRGIO se envolveu em uma discussão com seus familiares, e os dois guardas que o acompanharam resolveram tirá-lo de lá.
Ao retornar à viatura, os dois guardas-civis foram orientados a levar MÁRIO SÉRGIO ao 1º DP de SANTO ANDRÉ, para que ele fosse preso pelo assassinato da ex, segundo a SSP. Ao escutar que seria detido, ele sacou a arma, abriu a boca e atirou. 

Os professores da Universidade de SÃO PAULO decidiram hoje encerrar a greve que haviam começado no dia 23 de maio. O fim da paralisação pode enfraquecer o movimento dos alunos, que estão parados desde o dia 16 e tomaram a reitoria da instituição há 40 dias. A assembléia que aprovou a suspensão da paralisação dos docentes foi marcada por tumulto envolvendo estudantes contrários à decisão.

Milhares de pessoas saíram hoje às ruas na TURQUIA para acompanhar o funeral de três soldados turcos mortos por rebeldes do Partido dos Trabalhadores do CURDISTÃO, no que acabou se tornando um protesto contra o governo. Hoje, mais um soldado foi morto em outro ataque curdo no leste da TURQUIA.

Combates entre os grupos rivais palestinos FATAH e HAMAS deixaram hoje 17 mortos na FAIXA DE GAZA. Três deles, membros de um clã ligado ao FATAH, foram baleados quando estavam no hospital de BEIT HANOUN, no norte de GAZA. Na CIDADE DE GAZA, o prédio do governo foi alvo de disparos, o que forçou ministros a abandonar uma reunião. Ninguém ficou ferido e o premiê ISMAIL HANIYEH, do HAMAS, culpou o FATAH.
Em outro ataque, milicianos, aparentemente do HAMAS, mataram ABU AL-JEDIYAN, co-fundador das BRIGADAS DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA, braço armado do FATAH. AL-JEDIYAN levou 45 tiros.

2 008     :       -       QUARTA-FEIRA   1828  20562
Tomamos conhecimento do falecimento do MAJOR ORIDES SILVEIRA COELHO CAMPOS. Ele nasceu no dia 1º de fevereiro de 1939.

GINO e MENDES vão para o 8º DISTRITO NAVAL. Trata-se da solenidade alusiva ao DIA DA MARINHA. Eu vou para a ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, onde, às 10 horas, acontece uma reunião preparatória para o desfile cívico do 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 32.
Na entrada da EEF encontro o TENENTE-CORONEL PM MASCARENHAS. Diz ele que assumiu a Chefia da EEF ontem. Ficou sete anos no comando do 26º Batalhão de Polícia Militar, em FRANCO DA ROCHA. Relembra o IPM do MANICÔMIO JUDICIÁRIO e diz que ainda não aconteceu o Julgamento. Fui o encarregado desse IPM em 1983. São vinte e cinco anos transcorridos.
Participam da reunião com o 1º TENENTE PM FORNER as seguintes pessoas: MARCO CÉSAR SPINOSA, do JEEP CLUBE DO BRASIL; 1º TENENTE PM Ref NASCIMENTO, da AORRPM e da BFIF-ONU; ADERSON TOLEDO MORENO, da BANDA RACIONAL UNIVERSO EM DESENCANTO; LUÍS ANTÔNIO SAMPAIO, da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CARROS ANTIGOS; ANDRÉ FRACCARI BERTIN, do CLUBE ESPÉRIA; ILONA MARCIA BITTENCOURT CRUZ, do MOVIMENTO MULHERES DA VERDADE.
Várias medidas são tomadas, principalmente disciplinando o número de carros antigos a desfilar. A PMESP determinou que o desfile dure apenas meia hora. O LUÍS ANTÔNIO questiona a medida com o TENENTE FORNER. Este fica de levar o problema criado para o CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL, atual Comandante da Academia de Polícia Militar, designado coordenador do desfile do 9 de Julho. 
Por volta das 12:30 horas deixamos a EEF. Vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde ali encontro o GINO STRUFFALDI e CORONEL PM MENDES. Eles comentam alguns acontecimentos da manhã, no 8º Distrito Naval.
O ofício a ser encaminhado à SubPrefeitura do Município de São Paulo – área centro – está pronto. Procuro entrar em contato telefônico com o CORONEL PM NELSON, na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça, mas não consigo.
O Sr GERALDO FARIA MARCONDES telefonou para o GINO e para minha casa. Quer ele entregar uma medalha para o presidente do SECOVI. O MENDES apenas designou uma medalha para atender o Sr. GERALDO e a pessoa indicada foi o diretor do GRUPO ESCALA, MÁRIO CUESTA. O MENDES, secretário da Medalha, fica amolado porque o Sr. GERALDO não conversa com ele e sim diretamente com o presidente e comigo. Liga para o Sr GERALDO, mas este, nada fala a respeito. 
Telefono para o CORONEL PM Ref NIOMAR, do gabinete do MAJOR Deputado OLÍMPIO. Quero saber notícias a respeito do evento marcado para 7 de julho, na Assembléia Legislativa, principalmente se haverá ou não entrega da Medalha da Constituição. Ele não procurou saber esse detalhe e aguarda que eu vá até a Assembléia para falar com dona YEDA. Acontece que no ano passado eu já entrei em contato com essa senhora e prefiro fazer uma ligação telefônica para ela. Ainda não temos uma resposta satisfatória quanto a entrega da medalha. 
Algumas visitas atrapalham o trabalho na Sociedade. Uma delas é a do MOACYR LOBO. Quer nos ajudar, mas na verdade atrapalha. Comparece também o CORONEL CANAVÓ. Ele representará o presidente num evento na Câmara Municipal, na sexta-feira, por volta das 19:30 horas. É que estaremos viajando para a FORTALEZA DE ITAIPU nessa noite.

Acabou o sonho de conquistar um título nacional 192 dias depois do rebaixamento e se tornar o primeiro brasileiro classificado para a LIBERTADORES 2009. O CORINTHIANS perdeu nesta noite, na ILHA DO RETIRO, para o SPORT por 2 a 0. Agora só tem um campeonato para disputar neste ano: a Série B do BRASILEIRÃO. E com a obrigação de conquistar uma das quatro vagas na Primeira Divisão nacional do ano que vem. Se serve de consolo para o TIMÃO depois da fantástica campanha que realizou na COPA DO BRASIL até a final, o ALVINEGRO não tem de se envergonhar por ter perdido na ILHA DO RETIRO. Afinal, o estádio ficou até conhecido por “ILHA DO LOST”, em alusão ao seriado de TV, pois três times da Primeira Divisão foram derrotados lá: o PALMEIRAS (4 a 1), o INTERNACIONAL (3 a !) e o VASCO (2 a 0). Graças à força que mostrou em seu estádio, o SPORT tornou-se primeiro clube do Nordeste a conquistar a COPA DO BRASIL, como também havia sido o primeiro a ganhar o Campeonato Brasileiro, em 1987, um título até hoje contestado pelo FLAMENGO.
Já o TIMÃO, depois de amargar a maior humilhação de sua história no dia 2 de dezembro de 2007, recuperou lentamente o moral com a fantástica campanha na COPA DO BRASIL, vingando-se do SÃO CAETANO e GOIÁS, e eliminando heroicamente o BOTAFOGO na semifinal. Com o moral alto, está fazendo campanha 100% na Série B.
Na final, chegou a construir um resultado importante no jogo de ida, por  3 a 1, no MORUMBI, mas não resistiu à força da ILHA, mesmo podendo reclamar da não marcação de um pênalti em ACOSTA no final. Com isso, o CORINTHIANS perdeu a chance de conquistar o tricampeonato da competição, que já havia faturado em 1995 e 2002.

Depois de seis dias desaparecidas, duas adolescentes de classe média alta de SÃO PAULO foram encontradas no início da noite na cidade de CURITIBANOS, no interior de SANTA CATARINA. ANA LÍVIA DESTEFANI LUCIANO, de 16 anos, e GIOVANNA MARESTI SANT´ANNA SILVA, de 15, foram localizadas depois que o atendente de um hotel as reconheceu pela televisão. As duas devem retornar amanhã para a capital.
Aos PMs que as encaminharam até a delegacia da cidade, as jovens afirmaram que não tinham intenção de voltar para casa. O objetivo era se estabelecer na região, conseguir um trabalho para juntar dinheiro e depois seguir até BUENOS AIRES, na ARGENTINA, onde pretendiam viver. As adolescentes afirmaram que só conseguiram chegar até o RIO GRANDE DO SUL, mas foram assaltadas em PORTO ALEGRE e tiveram quase todo o dinheiro levado. Resolveram, então, voltar até SANTA CATARINA, para conseguir emprego. Todo o trajeto era feito de carona.

Pressionado pelas denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro destinado pelo BNDES a prefeituras, o deputado federal PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO DA FORÇA, licenciou-se hoje da presidência do PDT paulista. O parlamentar corre risco de ter o mandato cassado e tinha sido aconselhado por aliados a se afastar do cargo até o julgamento do caso no Conselho de Ética da Câmara. Ele também responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal. O deputado federal REINALDO NOGUEIRA, ex-prefeito de INDAIATUBA, assume temporariamente o comando do PDT no Estado.

A petista MARTA SUPLICY escolheu o sistema de transporte público como alvo para atacar tucanos e democratas, hoje, em sua primeira aparição nas ruas da cidade desde que deixou o Ministério do Turismo para disputar a Prefeitura.
Numa atividade típica de campanha, a ex-prefeita resolveu andar de ônibus. Às 14:30 horas, chegou ao Terminal AMARAL GURGEL, no Centro. Depois de reclamar da demora, embarcou na linha 8252 (Metrô SANTA CECÍLIA-LAPA) e chegou no ponto final após 50 minutos. O ônibus não circulou por corredores.

A Justiça decretou, hoje, a prisão preventiva de 20 pessoas envolvidas no esquema de venda de carteiras de motorista em FERRAZ DE VASCONCELOS, na GRANDE SÃO PAULO, incluindo dois delegados e outros policiais civis. Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, o juiz da 1ª Vara Distrital da cidade também abriu ação para investigar o grupo, suspeito de emitir irregularmente cerca de 200 mil carteiras de habilitação, muitas delas enviadas para outros Estados.

Os peritos contratados pela defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ, acusados de terem matado a menina ISABELLA NARDONI, de 5 anos, filha de ALEXANDRE, estiveram hoje no apartamento do Edifício LONDON, no número 183 da Rua SANTA LEOCÁDIA, na VILA MAZZEI. Mais de dois meses depois do crime, o médico legista alagoano GEORGE SANGUINETTI e a perita criminal baiana DELMA GAMA foram ao local para realizar uma perícia paralela á realizada pela polícia, e comparar suas conclusões com os laudos oficiais do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a pedofilia vai ouvir nesta quinta-feira na Assembléia Legislativa de São Paulo o pai-de-santo MÁRCIO AURÉLIO TOLEDO, que comandava uma rede de pedófilos que agendavam encontros com crianças pela Internet. Entre os envolvidos na rede estava o tenente FERNANDO NEVES, que se suicidou para evitar a prisão.
Pelo menos oito pessoas devem ser ouvidas pela CPI. Diretores de sites de relacionamento foram convidados a participar do encontro. O senador MAGNO MALTA, que preside a comissão, disse que a intenção é pedir providências para coibir o abuso de veiculação de imagens pornográficas de crianças pela Internet, além de solicitar das empresas a assinatura de um termo de ajuste de conduta.

Com apenas dois votos a mais do que o exigido regimentalmente, os governistas aprovaram hoje, na Câmara, a criação da CONTRIBUIÇÃO SOCIAL PARA A SAÚDE (CSS), a antiga CPMF com novo nome. Por 259 votos a 159 foi mantida, no projeto que regulamenta o repasse de recursos para a saúde – a Emenda 29 – a proposta de nova contribuição de 0,1% sobre toda movimentação financeira, a partir de janeiro de 2009. O resultado apertado mostrou que a base aliada terá muita dificuldade para aprovar o projeto no Senado, onde serão necessários 41 votos.

Após sair do coma, a filha-neta mais velha do austríaco JOSEF FRITZL, KERSTIN, se encontrou com os irmãos que não viviam no porão onde ela nasceu e foi mantida pelo pai. A internação da menina revelou o caso que chocou o mundo: FRITZL manteve sua filha, ELISABETH, aprisionada em um porão em sua casa por 24 anos e teve sete filhos com ela. A expectativa dos médicos é de que KERSTIN, de 19 anos, se recupere. Sua doença é mantida em sigilo. KERSTIN consegue andar e se comunicar e já demonstrou desejos. Entre seus pedidos estão fazer um passeio de barco e assistir a um show do cantor ROBBIE WILLIAMS, que ela escutou quando ficou internada no hospital da cidade austríaca de AMSTETTEN.    

2 009        :      -      QUINTA-FEIRA – CORPUS CHRISTI
Esse DIA SANTO chuvoso vai servir para retemperar as energias. Estou satisfeito com os trabalhos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ontem, conseguimos, junto ao CAPITÃO HERBERT, manter as bases para a instalação de um novo núcleo: “MORUMBI/SUDESTE”. Na semana que vem pretendemos ir até a Companhia que o HERBERT comanda e conhecer as dependências que serão destinadas ao núcleo.
Atrasado na digitalização de minhas memórias aproveito a manhã para reorganizar também esses apontamentos. 
No YOUTUBE assisto um filme “44 MINUTOS”, sobre um espetacular assalto a um banco “NEW HOLLYWOOD” e a ação da polícia de LOS ANGELES para prender os marginais.

Tradição do feriado religioso de CORPUS CHRISTI, este ano a confecção dos tapetes de serragem colorida esteve ameaçada pelas chuvas em cidades como SANTANA DE PARNAÍBA e PIRAPORA DO BOM JESUS, na região da GRANDE SÃO PAULO. Porém, foi só um susto e, hoje, fiéis e turistas aproveitaram um dia de sol em clima de fé e festa popular. Em SANTANA DE PARNAÍBA, um tapete com 800 metros de extensão, confeccionado com mais de três mil sacos de serragem, foi destaque.

Uma professora de educação física, acusada pela Polícia Civil de abusar sexualmente de adolescentes, chegou a trocar alianças com uma aluna com a qual se relacionava e que “era a preferida”, segundo o delegado JOSÉ MANOEL MARTINS, responsável pelo caso. De acordo com o delegado, a professora ÉRICA MARIA MATOS, 35 anos, namora uma estudante de 15 anos, da Escola Estadual JOSÉ CHEDIAK, no PARQUE SÃO LUCAS, zona leste da capital, e deu à garota uma aliança “como prova de amor”. A investigação começou em 19 de abril, a partir da denúncia da mãe de uma aluna da escola, que foi dar queixa do desaparecimento da filha. A menina foi encontrada na casa da ex-estagiária, com a qual mantinha um relacionamento homossexual, segundo a polícia.    

A Organização Mundial de Saúde declarou que o mundo vive uma pandemia moderada de gripe suína, a primeira em 41 anos. Isso quer dizer que a doença está em pelo menos duas regiões do mundo – na verdade, já são 27 mil casos em 74 países. O alerta não significa que a gripe tenha ficado mais severa, mas sim que se tornou global. Houve acordo político para que a pandemia fosse anunciada – países europeus, que temiam danos à economia por conta da queda no turismo, resistiam. O acerto inclui a omissão do nome dos países afetados fora da AMÉRICA DO NORTE. A OMS diz que a proliferação pode ocorrer por mais dois anos, e a preocupação é o impacto nos países pobres. A entidade admite não haver nada novo que os governos possam fazer para lidar com a pandemia. O BRASIL registra 52 casos. A ministra interina da SÁUDE, MÁRCIA BASSIT, disse que a gripe “está absolutamente sob controle” e que a transmissão é limitada.

O Ministro da Defesa, NELSON JOBIM, reacendeu um tema explosivo ao classificar hoje como “revanchismo” a idéia, defendida por setores do governo, de punir militares e agentes de Estado que praticaram tortura durante o regime militar (1964-1985). Em entrevista à Agência BRASIL, ele disse que a LEI DA ANISTIA, de 1979, promoveu ampla reconciliação nacional e perdoou os excessos cometidos dos dois lados.
“A questão hoje não é discutir se é a favor ou contra torturadores, mas se devemos rever um acordo que foi feito pela classe política”, afirmou.
As declarações do ministro provocaram imediata reação. “O que se busca, com o enquadramento de torturadores, é demonstrar que a ação abjeta que exerceram não configura ato político, mas crime comum, hediondo, de lesa-humanidade”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, CESAR BRITTO. A entidade moveu ação, prestes a ser julgada no STF, que contesta a prescrição e pede a responsabilidade de crimes de tortura.
O advogado-geral da União, JOSÉ ANTÔNIO TOFFOLI, deu parecer considerando que o perdão previsto na LEI DA ANISTIA contempla os crimes cometidos pelos dois lados. Além disso, as ações dos agentes da repressão estariam prescritas.
Alinham-se a TOFFOLI, além de JOBIM, vários ministros, inclusive DILMA ROUSSEFF (CASA CIVIL), pré-candidata do PT à sucessão do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ela própria ex-guerrilheira e vítima de tortura durante o regime militar.
Em linha oposta, os ministros TARSO GENRO (JUSTIÇA) e PAULO VANNUCCHI (DIREITOS HUMANOS) entendem que tortura é crime comum – não político – e seus autores não podem ser beneficiados pela anistia. A discussão transformou-se em bate-boca público no fim do ano passado e LULA exigiu que seus auxiliares baixassem o tom e deixassem a questão restrita ao âmbito da Justiça.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR, de 77 anos, esteve hoje no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, para fazer exames de rotina que integram o tratamento ao qual vem se submetendo para combater um câncer. De acordo com boletim divulgado pelo hospital, o quadro de ALENCAR está dentro da normalidade. O vice-presidente luta desde 1997 contra o câncer e, em janeiro, passou por cirurgia de 18 horas. Recentemente, exames indicaram a volta de tumores malignos no abdômen e a perda de eficácia dos medicamentos tradicionais. No mês passado, ele esteve nos EUA para fazer um tratamento experimental.

Ao perceber a estratégia do Palácio do Planalto de tentar adiar para agosto a instalação da CPI DA PETROBRÁS, a oposição já discute a possibilidade de abrir mão da relatoria da CPI DAS ONGs. Com isso, DEM e PSDB querem forçar o governo a solucionar o impasse que impede o início dos trabalhos na CPI DA PETROBRÁS.

O exame preliminar nos corpos de 16 das 228 vítimas do vôo 447 da AIR FRANCE reforça a hipótese de que ao menos parte do AIRBUS A330 se desintegrou antes de cair no OCEANO ATLÂNTICO. A maioria dos cadáveres já analisados pelos legistas em FERNANDO DE NORONHA chegou despida ou apenas com roupas mínimas, sinal de que as vestes podem ter sido arrancadas pela ação do vento. Resta ainda fazer um mapeamento dos assentos em que se encontravam essas vítimas, o que pode indicar a forma como a estrutura se partiu.
A perícia inicial permite ainda afastar, pelo menos por ora, a possibilidade de fogo ou explosão na aeronave, uma vez que não foram detectadas queimaduras em nenhum dos corpos.
Embora os corpos tenham sido resgatados relativamente íntegros, quase todos apresentavam múltiplas fraturas – nos membros superiores, inferiores e na região do quadril. Os exames que servirão para atestar a “causa mortis” começaram a ser feitos hoje pela manhã pelo Instituto de Medicina Legal do RECIFE. Mas, diante das evidências, tudo indica que tenha ocorrido politraumatismo ocasionado pelo choque com a água em alta velocidade. A possibilidade de afogamento, o que indicaria uma morte posterior à queda do avião, não havia sido verificada até a tarde de hoje. Nos cadáveres, não havia água nos pulmões.
Outros 25 corpos que foram desembarcados hoje em FERNANDO DE NORONHA só devem ser levados ao RECIFE no final da semana. Como aconteceu com os 16 corpos que foram desembarcados ontem, esses novos grupos serão levados de FERNANDO DE NORONHA em um avião C-130 HÉRCULES até a Base Aérea do RECIFE, de onde seguem, em carros apropriados, até o IML, que fica na região central da capital pernambucana. No domingo, esses devem chegar ao RECIFE, onde ficarão à disposição do BEA (Aviação Civil da França), que se encarregará das investigações.   

Usando helicópteros artilhados, o Exército paquistanês matou cerca de 130 militantes do TALEBAN em dois dias de ataques na cidade de BANU, no centro-sul do PAQUISTÃO. ISLAMABAD disse que lançou a ofensiva após 800 rebeldes, vindos do WAZIRISTÃO (na fronteira com o AFEGANISTÃO), se  infiltrarem na região. A situação pode se agravar ainda mais, já que hoje nove agências humanitárias anunciaram que reduzirão a ajuda na região se não houver mais doações. A ONU pediu 543 milhões de dólares, mas recebeu apenas 138 milhões até agora.  
     
Três dias após a confirmação da contratação de KAKÁ, o REAL MADRID deu outra mostra de que formará a mais rica e estrelada equipe do futebol mundial. Hoje, o time merengue anunciou que entrou em acordo com o MANCHESTER UNITED e terá CRISTIANO RONALDO pelo valor de 94 milhões de euros (254 milhões de reais). O astro brasileiro custou 65 milhões de euros. Melhor do mundo da última temporada, CRISTIANO RONALDO passa férias em BEVERLY HILLS, nos EUA, e disse estar “lisonjeado” com a oferta do presidente do REAL MADRID, FLORENTINO PÉREZ. O português afirmou que deve fazer os exames médicos pedidos por seu novo clube nos próximos dias.

2 010        :           -      SEXTA-FEIRA
2º GRUPO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA “GRUPO JOSÉ BONIFÁCIO e FERNANDO DE NORONHA”.
DIA DA ARTILHARIA
O Sr CORONEL JOSÉ HENRIQUE DOMINGOS DE MEDEIROS, Comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea tem a honra de convidar V.Exª / V. Sª para as comemorações do DIA DA ARTILHARIA.
DATA: 11 DE JUNHO DE 2010 
PROGRAMAÇÃO: Formatura – 10 horas
                                Almoço – 12 horas
LOCAL: 2º GAAAe FORTALEZA DE ITAIPU
Impossível ir até a Fortaleza de ITAIPU nesta manhã. Não tenho condução. O GINO STRUFFALDI, nosso presidente, atravessa momentos difíceis quanto a seu estado de saúde. Permaneço em casa e, embora levante tarde, procuro digitalizar os acontecimentos que marcaram o dia de ontem.  
O ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, não irá assistir ao jogo inaugural da Copa do Mundo, entre África do Sul e México, nesta sexta-feira, às 11h, em Johannesburgo, devido à morte sua bisneta Zenani, de 13 anos de idade. - Nelson Mandela soube esta manhã da morte trágica de sua bisneta Zenani Mandela em acidente - afirmou a Fundação Nelson Mandela em comunicado, afirmando que "seria inapropriado participar da abertura da festa Copa do Mundo". A Fundação, que atua como um porta-voz de Mandela, disse ainda na carta: “Estamos confiantes que os sul-africanos e pessoas de todo o mundo serão solidários com Mandela e sua família após esta tragédia. Nós ainda acreditamos que a Copa do Mundo é um momento histórico para a África do Sul e do continente e temos a certeza será um grande sucesso. Madiba vai estar lá em espírito hoje” - conclui a carta. Em um comunicado anterior, que registrou a morte da menina, a Fundação observou que a família pediu para que respeitem a sua privacidade, enquanto lamenta a tragédia. Zenani, uma das nove bisnetas de Mandela, morreu esta manhã num acidente de trânsito após a saída do show de abertura da Copa do Mundo.
Durante o meu deslocamento para a cidade de São Paulo, numa van, ouço pela rádio Transamérica o primeiro tempo do jogo número 1 da COPA DO MUNDO na ÁFRICA DO SUL. A seleção da Casa vai empatando em zero a zero até o final do primeiro tempo. Quando chego no MMDC, a ÁFRICA DO SUL vence por 1 a 0. Depois o MÉXICO empata a partida.
Valeu bem mais a pena ver toda a preparação do que assistir à etapa inicial de África do Sul x México. Os visitantes começaram melhor a partida e, logo aos dois minutos, Giovani dos Santos quase marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010. Após bate-rebate na área, o atacante ficou com o rebote, mas foi travado na hora de concluir. Este era apenas o cartão de visitas de Gio em campo, pois sem dúvida ele foi o homem mais perigoso nos primeiros 45 minutos no Soccer City. Aos 18, ele novamente, em jogada individual, arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave superior do goleiro africano. Khune também foi destaque, pois devido à pressão mexicana, teve de trabalhar bastante. Muita das vezes em saídas precisas nas bolas alçadas na área. A mais difícil delas, foi após belo lançamento de Vela para Franco que, frente a frente com o arqueiro Bafana, não teve espaço para finalizar. Khune evitou o perigo. A chance e, talvez única dos anfitriões, foi em cobrança de falta do astro Pienaar. A bola passou perto. Embalado pelas vuvuzelas, a África do Sul melhorou no fim da primeira etapa e chegou a pressionar nos minutos finais, mas quem chegou mais perto do gol foi o México. Em escanteio cobrado, Franco chegou na frente de Khune e desviou para Vela sem goleiro. O atacante foi o primeiro a balançar a rede na Copa, mas estava em posição irregular e o gol acabou bem anulado pelo bandeira. Fim de primeiro tempo, tudo igual no Soccer City, 0 a 0.
SEGUNDO TEMPO: Após um primeiro tempo passivo, o técnico Carlos Alberto Parreira voltou do intervalo com Masilela no lugar de Thwala. Se a substituição fez efeito taticamente ou tecnicamente não deu tempo de ver, pois os Bafana Bafana voltaram e logo aos nove minutos abriram o placar. Em contra-ataque, a África do Sul explorou a velocidade de Tshabalala, que, após lindo passe de Modise, acertou uma bomba de canhota no ângulo esquerdo do goleiro Perez, que nada pôde fazer: 1 a 0 para os anfitriões, e o camisa oito foi o primeiro a balançar redes na Copa 2010. Após o gol, os Bafana continuaram a pressionar e por duas vezes tiveram chances de ampliar. Após bela assistência para o gol, Modise protagonizou dois lances de perigo. No primeiro, o camisa 11 ficou livre na entrada da pequena área e chutou para fora. Depois, foi puxado na área e por isso o chute saiu fraquinho. Pênalti claro que o árbitro não marcou. Com a desvantagem no placar, o México foi em busca do empate. Do banco, o técnico Aguirre fez três substituições e aos 34 minutos elas surtiram efeito. Rafael Márquez, o terceiro zagueiro, recebeu livre dentro da área e, com a tranquilidade de um jogador do Barcelona, dominou no peito e colocou na saída do goleiro Khune. O barulho das vuvuzelas deu lugar ao silêncio no Soccer City. Mesmo com o baque do gol de empate, a África do Sul encontrou forças na vuvuzelas que voltaram a ser sopradas nas arquibancadas e por pouco não marcou o segundo gol, que daria a vitória aos Bafanas Bafanas. No finalzinho, Mphela correu mais que toda a zaga mexicana e conseguiu dominar o chute dado pelo camisa um africano. O atacante finalizou de perna esquerda e assistiu de camarote a Jabulani parar na trave de Perez. A torcida explodiu, mas não havia tempo para mais nada. Final, 1 a 1.
FICHA TÉCNICAÁFRICA DO SUL 1 X 1 MÉXICO - Estádio: Soccer City, Johannesburgo (AFS) Data/hora: 11/06/2010 - 11h (de Brasília) Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB) Auxiliares: Rafael Ilyasov (UZB) e Bahadyr Kochrakov (QUI Cartões amarelos: Dikgacoi e Masilela (AFS); Juarez e Torrado (MEX)Cartões vermelhos:Gols: Tshabalala 9'/2ºT (1-0) e Rafa Márquez 34'/2ºT (1-1)
ÁFRICA DO SUL: Khune, Gaxa, Mokoena, Khumalo e Thwala (Masilela - Intervalo); Letsholonyane, Dikgacoi, Modise, Pienaar (Parker 38'/2ºT) e Tshabalala; Mphela - Técnico: Carlos Alberto Parreira.
MÉXICO: Perez, Aguilar (Guardado 10'/2ºT ), Rodriguez, Osório e Salcido; Juarez, Rafa Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Vela (Blanco 22'/2ºT) e Franco (Hernandez 27'/2ºT) - Técnico: Javier Aguirre.
Assino vários diplomas que a MARINEI ainda levará ao Conselho de Honrarias e Mérito para serem registrados. São referentes à Medalhas que foram entregues ontem no Núcleo “ROMÃO GOMES”.
Almoço com vários oficiais e comentamos a abertura da COPA DO MUNDO com o empate no primeiro jogo. Agora à tarde teremos o segundo jogo, com seleções que já foram campeãs mundiais em épocas diferentes: URUGUAI x FRANÇA.
Vou sair mais cedo do MMDC para assistir parte do jogo em casa:
Uruguai e França são seleções importantes no cenário mundial, mas chegaram à Copa do Mundo da África do Sul rodeada de desconfiança pela campanha ruim na eliminatórias - ambas as equipes tiveram de passar pela repescagem. E, nesta sexta-feira, na partida de estreia no Mundial, justificaram o "pé atrás" dos torcedores. No primeiro clássico na África do Sul, três títulos mundiais em campo, mas nenhum gol no placar. Primeiro tempo sem grandes emoções: As equipes entraram em campo e mostraram o motivo de quase não conseguirem carimbar o passaporte para a África do Sul. A falta de criatividade foi evidente e a partida que era para ser um duelo entre dois times passou a ser uma disputa individual. De um lado, o time de Raymond Domenech dependia das jogadas de Ribéry, do outro, Forlán tentava de tudo para levar a Celeste à frente. E foram justamente os dois jogadores que fizeram as respectivas torcidas levantarem da arquibancada. Ribéry, aos seis minutos, fez boa jogada pela esquerda e achou Govou bem colocado na área, mas o atacante, pressionado pela defesa, não conseguiu concluir em gol. Aos 15 minutos foi a vez de o Uruguai assustar. O atacante Forlán recebeu na frente da área, driblou o zagueiro Gallas e chutou fortemente, obrigando Lloris a fazer ótima defesa. Dois minutos depois, o lance que mais se aproximou de balançar a rede em todo o primeiro tempo. A França teve uma falta perto da lateral esquerda. Gourcuff foi para a cobrança e, quando todos achavam que ele cruzaria para dentro da área, o meia bateu diretamente para o gol e fez com que Muslera voasse no ângulo direito para fazer a defesa. O jogo ficou preso no meio de campo e sem muitas oportunidades para ambos os lados, sendo a posse de bola das duas seleções muito parecidas. Ao contrário do que se imaginava, a partida esfriou. Até que Lugano, ao tentar afastar o perigo da área uruguaia, chutou erradamente e mandou a bola no peito de Govou, que, da ala direita, cruzou para Anelka. Mas o atacante não conseguiu fazer o domínio na área. A grande arma da França, porém, parecia ser a obediente defesa, que com uma linha de impedimento eficiente evitou que muitos contra-ataques uruguaios terminassem em gol. Apesar de a grande movimentação, poucas chances foram criadas e França e Uruguai foram para o intervalo com um empate sem gols e sem graça.
Segundo tempo sem mudanças de atitude: As seleções voltaram para o segundo tempo e a conversa com o treinador no vestiário parece não ter surtido efeito. A criatividade continuou sendo o ponto franco das duas equipes e o panorama do confronto não mudou. A estratégias adotada passou a ser de recuar enquanto não estivesse com a bola e atacar com tudo quando a possuísse. Aos oito minutos, depois de boa jogada pela esquerda de Evra, a bola sobrou para Gourcuff, que chutou de primeira, mas a bola bateu na zaga uruguaia. Dois minutos depois, Toulalan resolveu testar se a Jabulani era mesmo traiçoeira e arriscou de muito longe e o Muslera caiu para fazer a defesa. Aos 14, foi a vez de Ribéry tentar o chute de longa distância, mas também não teve sucesso. Depois da pressão francesa, o Uruguai se recompôs e conseguiu reequilibrar a partida. Aos 18 minutos, Folán cobrou falta para dentro da área, ninguém desviou e a bola sobrou livre para a defesa de Lloris. Pouco tempo depois, Suarez recebeu cruzamento da esquerda e dividiu a bola com o goleiro, que se atrapalhou na saída do gol, mas o árbitro assinalou falta do atacante. Quando o cronômetro marcava 27 minutos, mais uma vez Forlán levou perigo ao aproveitar rebote da defesa depois de escanteio e bater fortemente para o gol. A partir daí, o que se viu foram dois times com medo de arriscar as jogadas ofensivas, temendo sair de campo derrotado. Os torcedores pareciam assistir ao mesmo filme sonolento do primeiro tempo. Os treinadores das duas equipes bem que tentaram modificar o placar. De um lado, Domenech colocou Henry e Óscar Tabárez o botafoguense Loco Abreu. A situação do Uruguai se complicou aos 36 minutos, quando Loreiro, que havia entrado 19 minutos antes, recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o chuveiro mais cedo, deixando a Celeste com um a menos. Foi o primeiro cartão vermelho da Copa do Mundo de 2010. Nos últimos cinco minutos de jogo, aproveitando a vantagem de ter um jogador a mais em campo, a França pressionou muito, mas não conseguiu balançar a rede adversária. Nos acréscimos, Henry bateu falta, mas a bola bateu na barreira. Fim de jogo e o empate sem gols permaneceu no placar. Com isso, o Grupo A tem as quatro seleções com apenas um ponto cada depois da primeira rodada.
Nesta noite, pela Internet, recebo várias mensagens:
Guarulhos, 11 de junho de 2010.
Boa tarde Prezado Cel. Ventura
Fui anteontem a Santo André e já estou com o material em mãos. Li a parte que interessa para a monografia e fiquei encantado com a história. Quero encontrá-lo para poder saber como poderei usar o material para efeitos de concurso.
Estou a disposição,
Att.,
rogerio carvalho

CARÍSSIMO ROGER
Não sairei de casa neste final de semana. Caso você possa vir até aqui, podemos combinar o horário virtualmente..
Em 11 de junho de 2010 15:35, roger carvalho escreveu:
Prezado Cel Ventura,
Espero que possamos nos ver amanhã. O senhor irá gostar muito do material, que está em perfeitas condições e creio que a estrutura utilizada será muito útil ao estudo da Revolução a da confecção de meu trabalho visando o concurso.
att.,
rogerio
  
CARÍSSIMA CAMILA
A visita de vocês foi motivo de satisfação para a nossa Sociedade.
Acredito que o encontro foi satisfatório de ambas as partes.
Não se acanhe em procurar dirimir alguma dúvida.
Em 11 de junho de 2010 11:16, camila escreveu:
Coronel Ventura, bom dia.
Eu sou a Camila Garcia, estive ai na associação juntamente com o capitão e nosso professor Daniel e fiquei de encaminhar um email ao senhor solicitando o material referente a sua palestra com o conteúdo do dia 23/05.
Fico no aguardo e mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Definida a participação da família do GINO STRUFFALDI no DIA DOS ANIVERSARIANTES, marcado para segunda-feira, dia 14, mando uma mensagem para a nossa Diretora de Comunicação Social:
Na vida há certas dificuldades criadas pelos outros. Na ânsia de festejar os 96 anos do presidente transferi o DIA DOS ANIVERSARIANTES justamente para a data de seu aniversário, ou seja, 14 de junho. Mas não podia levar essa notícia diretamente ao GINO, face proibição da família de avisá-lo de qualquer coisa que dizia respeito à Sociedade. Passei então a manter o diálogo virtual com o ALDO, filho do GINO.
Houve certos contratempos criados nessa situação delicada da saúde do GINO, deixando a gente em pendência de idéias. Em certo momento até a família não queria que ele se expusesse, com justa razão, mas com grandes problemas internos para a Sociedade, acéfala, pois até agora há e não há presidente.
Somente agora com a situação definida é que posso levar ao seu conhecimento que realmente acontecerá o DIA DOS ANIVERSARIANTES no dia 14, a partir das 15 horas. Gostaria de que você comunicasse aos nossos amigos MARCUS, RICARDO, MARCELO, CRISTIANE, AGUINALDO, CAIO, TIAGO, bem como aos familiares dos mesmos que tanto têm apoiado o MMDC, a realização desse encontro.
Se você tiver alguma idéia a respeito do evento entre em contato comigo. 

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu hoje que a LEI DA FICHA LIMPA já vale para as eleições de outubro. A maioria dos ministros (6 a 1) avaliou que a norma foi aprovada antes das convenções partidárias, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Pela lei, políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar cargos eletivos. Mas, conforme já reconheceu o presidente do TSE, RICARDO LEWANDOWSKI, a regra terá uma aplicação limitada nas próximas eleições. É que, graças a uma mudança de última hora na redação do texto no Senado, os políticos condenados antes da sanção da lei, em 4 de junho passado, poderão concorrer. A candidatura daqueles que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes também está liberada.

MARINA SILVA lançou-se candidata pelo PV dizendo que espera ser “a primeira mulher negra de origem pobre a governar o País”. Ela afirmou ter confiança que o eleitor vai rejeitar a polarização entre PT e PSDB. “Não vamos aceitar o veredicto do plebiscito. Ele vai ser revogado pelo povo brasileiro.” 

Sem água e sem comida, 80 servidores em greve do Judiciário ocupam o saguão de mármore do Fórum Cível JOÃO MENDES, em SÃO PAULO, desde a tarde de quarta-feira, dia 9 de junho. A invasão se deu em protesto contra decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado que, por 19 votos a 5, impôs o corte da folha salarial sobre parte dos dias parados. O movimento foi deflagrado há 45 dias. Tudo está parado no Fórum. Diante do caos, a presidência do TJ ordenou a suspensão dos prazos de todas as ações do JOÃO MENDES – 2,5 milhões de feitos. E proibiu a entrega de alimentos para os manifestantes, vigiados por um pelotão de 12 policiais militares. Aos invasores é permitido apenas ir ao banheiro.

O corpo da advogada MÉRCIA MIKIE NAKASHIMA, de 28 anos, desaparecida desde o dia 23 de maio em GUARULHOS, foi encontrado hoje na Represa ATIBAINHA, em NAZARÉ PAULISTA. Ele estava boiando próximo da margem oposta de onde o HONDA FIT dela fora retirado no dia anterior, segundo o pescador ROBERTO YAMAUCHE, de 47 anos. A polícia mantém o ex-namorado da vítima, MIZAEL BISPO DE SOUZA, como principal suspeito do caso. O pescador avistou o corpo por volta das 9:30 horas. Em seu barco, levou o pai da advogada, MACOTO NAKASHIMA, até o local. “Ele reconheceu na hora e ficou desesperado”, recorda YAMAUCHE. Morador de um sítio próximo, ele já ajudara a polícia ao guinchar o carro de MÉRCIA com um trator.
No fim da tarde, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de SOUZA, em GUARULHOS. Recolheu celulares, roupas, ferramentas e sapatos – um estava sujo de terra. O material será periciado. Os primeiros exames realizados pelo IML apontaram uma fratura no maxilar de MÉRCIA. Aguarda-se ainda os resultados dos exames que determinarão quais lesões foram provocadas em vida. Foi colhido material para exame toxicológico, que determina a presença de álcool no organismo. Como o corpo ficou muitos dias submerso, o exame visual foi prejudicado.

A Justiça decretou a prisão preventiva do PM PASCOAL DOS SANTOS LIMA sob a acusação de ter participado do assassinato do comerciante EDER WALTER MOREIRA, de 32 anos. Apontado como integrante do grupo de extermínio MATADORES DO 18, PASCOAL ficou conhecido após ser acusado de matar o CORONEL PM JOSÉ HERMÍNIO RODRIGUES, então comandante da zona norte de São Paulo. PASCOAL foi preso ontem. Além dele, também é acusado do crime o pistoleiro WELLINGTON DE CARVALHO FRANCO, que denunciou o PM e confessou o crime ao depor no DHPP. O comerciante foi morto em 26 de novembro de 2006 em uma vingança porque seu irmão EDIEL era suspeito de matar um policial do 18º Batalhão.
DANIEL ALVES jura de pés juntos que está conformado em ser o reserva de MAICON na seleção brasileira. Mas, no treino de hoje, na RANDBURG HIGH SCHOOL, o astro do BARCELONA deu demonstrações de que ainda quer uma vaga na equipe titular de DUNGA. Custe o que custar.
Nos minutos finais da atividade, na qual três equipes com sete jogadores se revezavam entre defender e atacar, DANIEL ALVES cometeu falta por trás em JULIO BAPTISTA, no momento em que o meia-atacante se preparava para chutar. JÚLIO ficou chateado com o companheiro e reclamou. Foi o suficiente para o lateral se enervar. Falando sem parar e com o semblante fechado, DANIEL mostrou ao atleta da ROMA a coxa esquerda, como se quisesse dizer que JÚLIO havia caído por ter resvalado o pé direito nela, e não o contrário. Aparentemente surpreso com a reação intempestiva do colega, que não se desculpou, a vítima permaneceu em silêncio.
Minutos mais tarde, DANIEL chegou atrasado a uma disputa de bola e derrubou ELANO, que deu grito e levou a mão a um dos tornozelos. O meia do GALATASARAY demorou alguns segundos para se levantar, mas saiu de campo sem mancar ao fim da atividade.

Famintos, debilitados e sem os 20,16% de reposição salarial que reivindicam, 34 servidores em greve do Judiciário desocuparam hoje, às 12:07 horas o Fórum JOÃO MENDES, em São Paulo. Em fila indiana e de mãos dadas eles passaram por um corredor policial e foram recebidos por centenas de colegas na Praça JOÃO MENDES. Ganharam aplausos, pão com margarina e café quente. Mas a greve, deflagrada há 45 dias, continua. 

O editor MASSAO OHNO, de 74 anos, morreu hoje à noite na Santa Casa de Misericórdia de SOROCABA, onde estava internado havia uma semana. Dois meses antes sofrera um derrame pleural, possivelmente em razão de um câncer -  os exames ainda vinham sendo realizados.
Paulistano, formado em odontologia, jamais exerceu essa profissão. Em meados da década de 1950, deu início – com a publicação de apostilas para cursinho – às atividades da MASSAO OHNO EDITORA, que se tornaria célebre no País, por seu apuro visual e extraordinária sensibilidade para a poesia. Em 1961, MASSAO lançou a ANTOLOGIA DOS NOVÍSSIMOS e, em 1963, PARANÓIA, de ROBERTO PIVA, dois marcos no cenário poético brasileiro. CLÁUDIO WILLER, CARLOS VOGT, ÁLVARO DE FARIA e especialmente HILDA HILST também ganharam projeção a partir da MASSAO OHNO EDITORA.

A americana ABBY SUNDERLAND, de 16 anos, que tentava dar uma volta ao mundo navegando sozinha, é encontrada depois de ter perdido contato com sua equipe de apoio na quinta-feira, dia 10 de junho. Seu barco, WILD EYES, navegava em algum lugar do OCEANO ÍNDICO quando ABBY emitiu dois sinais de emergência. Em seu blog, ela avisou que enfrentava uma tempestade e que teve de consertar uma de suas velas. Na manhã desta sexta-feira, a jovem conseguiu comunicar sua posição ia rádio e foi resgatada. ABBY SUNDERLAND deixou a CALIFÓRNIA em janeiro na tentativa de realizar o mesmo feito que seu irmão ZAC, que aos 17 anos velejou sozinho ao redor do mundo, em 2009.

Pelo menos 46 pessoas morreram hoje em conflitos étnicos em OSH, segunda maior cidade do QUIRGUISTÃO, nos piores incidentes do país desde a rebelião que derrubou um presidente em abril. O governo interino do país, onde há bases militares dos ESTADOS UNIDOS e da RÚSSIA, declarou estado de emergência em OSH e em vários distritos rurais, depois de confrontos envolvendo centenas de jovens, armados com revólveres e barras metálicas. Várias lojas foram incendiadas na cidade. O Ministério da Saúde divulgou que houve 646 feridos, sendo 419 hospitalizados. Uma correspondente da agência de notícias REUTERS disse que o bairro de CHERYOMUSHKI, habitado por uzbeques, estava em chamas.

Depois de declarar que as sanções aprovadas na ONU não alteravam os acordos militares firmados com o IRÃ, a RÚSSIA mudou de opinião hoje e afirmou que as punições aprovadas esta semana impedem que o país venda seus mísseis terra-ar S-300 a TEERÃ. O acordo de venda havia sido fechado antes da aprovação das sanções.

Enchentes súbitas em dois rios no Estado do ARKANSAS, no sudeste dos EUA, varreram hoje um camping, deixando pelo menos 16 mortos – inicialmente as autoridades confirmaram 20 mortes – e cerca de 40 desaparecidos. Equipes de resgate, com auxílio de moradores, iniciaram um intenso trabalho para tentar socorrer as vítimas.

Morreu hoje em BERLIM, aos 69 anos, de câncer, o pintor alemão SIGMAR POLKE, criador – ao lado de GERHARD RICHTER – do movimento REALISMO CAPITALISTA, resposta dada nos anos 1960 ao REALISMO SOCIALISTA, estilo artístico oficial na extinta UNIÃO SOVIÉTICA entre 1930 e 1960. Contra as imposições estéticas do movimento, criado sob inspiração de ANDREI JDONOV (1896-1948), comissário de STALIN para Cultura e Propaganda, POLKE criou seu antídoto, o REALISMO CAPITALISTA, também para criticar o movimento pop internacional, que, nos anos 1960, revelou ANDY WARHOL, LICHTENSTEIN e RAUSCHENBERG.
Como o pop americano usava signos de consumo de massa, POLKE fez de seu movimento um marco de resistência à transformação da arte em mercadoria barata, usando como suporte, de forma paródica, material publicitário misturado a materiais nobres da pintura clássica.
POLKE ganhou o grande prêmio de pintura da 13ª Bienal de SÃO PAULO (1975) e, em 1986, o LEÃO DE OURO da 42ª Bienal de VENEZA. Ele esteve no BRASIL em diversas ocasiões para fotografar o País. Professor da Academia de BELAS ARTES DE HAMBURGO entre 1977 e 1991, POLKE começou sua carreira como aprendiz de uma fábrica de cristais de DÜSSELDORF, onde sua família fixou residência após escapar do regime comunista da ALEMANHA, em 1953.
Numa ALEMANHA que se reerguia das cinzas ingressando na era ADENAUER, POLKE foi um crítico feroz da doutrina americana do consumo importada na época em que o chanceler tentava transformar o país numa potência européia, aliando-se aos EUA. A influência exercida pelo pintor, especialmente nos anos 1960, foi enorme. Subversivo, anárquico e irreverente, não poupou os ícones pop americanos ao realizar sua primeira individual, em 1964, na galeria RENÉ BLOCK de BERLIM, fazendo uso de títulos de fácil memorização como SEKT FÜR ALLE (CHAMPANHE PARA TODOS). Nos anos 1980, a ânsia de experimentação de POLKE levou-o a criar quadros que mudavam de aparência de acordo com a luz e temperatura do local onde eram expostos. Na mesma década ele criou quadros de laca com superfície transparente que revelava a estrutura com o suporte. Em 2007, POLKE foi homenageado com uma grande retrospectiva de 170 obras no Museu FRIEDER BURDA de BADEN-BADEN, na ALEMANHA.  

2 011      :        SÁBADO
Continuam os dias frios. Leio os jornais deste sábado e atualizo o dia 11 de junho, para mais tarde colocá-lo no meu blog. Meu trabalho no computador ultrapassa o meio-dia. Continuam os atrasos e acredito que não conseguirei por em dia os papéis, face um trabalho que terei mais adiante com relação a minha palestra de 14 de junho. Tenho de fazer algumas modificações para que a apresentação seja mais correta.

Polícia Militar, inquietação nos quartéis!"
Postado  em 11 junho 2011 às 18:50
por Dirceu Cardoso Gonçalves
Militares não podem fazer greve. Em qualquer parte do mundo, quando o colapso tiver se abatido sobre os demais setores ainda restarão os militares para socorrer e apoiar a população. É com base nessa tradicional verdade que o governo do Rio prendeu 439 bombeiros que, em protesto por melhores salários, ocupavam a sede da corporação. A operação, realizada pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) foi cinematográfica e indevida, principalmente em se tratando da repressão entre duas forças co-irmãs, cuja natureza das missões as obriga a trabalhar unidas. O uso político-trabalhista de uma delas criou seqüelas que dificilmente serão superadas, maiores até do que as resultantes do confronto entre policiais civis e militares paulistas, ocorrido anos atrás nas proximidades do palácio do governo, cujas dores até hoje são sentidas por ambas as partes.
Sabedores de que os militares não podem fazer greve – e se o fizerem ficam sujeitos às punições disciplinares e até à demissão – governantes têm sido negligentes com os salários da classe. Isso tem produzido extrema inquietação nos quartéis e prejuízos incalculáveis à segurança pública e outros serviços essenciais sob responsabilidade militar. Não podendo manter um padrão de vida razoável, parte dos militares baixa o padrão de vida, outros recorrem ao “bico” e uma pequena parcela se entrega à corrupção e ao crime. E quem perde é a sociedade, que paga impostos para ter segurança e não a tem no nível e na medida esperadas.
O quadro salarial dos policiais e militares da maioria das unidades da federação é tão defasado que os governos, sem força moral para fazer cumprir os regulamentos, faz vistas grossas ao “bico”, permitindo que o policial, formado e permanentemente treinado com recursos públicos, nas suas folgas, em vez de descansar, vá utilizar sua força profissional como porteiro ou segurança de estabelecimentos, motorista de executivos ou outras atividades de alto risco onde muitos deles já perderam a vida. Agora inventa-se a tal “atividade delegada”, onde as prefeituras contratam policiais de folga e lhes complementam o deficiente salário pago pelo Estado.
Durante toda a nossa trajetória, mantivemos uma posição legalista, combatendo as propostas de greve entre os militares. Os episódios do Rio, no entanto, conduzem ao raciocínio de que o limite de tolerância parece ter chegado ao fim. Os militares grevistas e o governo carioca caminham para um sério impasse, e o movimento pode alastrar-se para outros estados com o mesmo problema salarial. Seria mais econômico e menos sofrido se os governos atendessem, pelo menos parcialmente, as reivindicações da classe antes da chegada da avalanche...
Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br            
Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/policia-militar-inquietacao#ixzz1P18Ku7P1

Por volta das 24 horas, quando já estou encerrando a leitura das mensagens recebidas pela Internet tomo conhecimento desta:
Com pesar informo que o Cel DOMINGOS CARDAMONE, Asp Of 54, faleceu às 18:00 hs de hoje, no Hospital da Cruz Azul. Velório será realizado no HM.
Cel Nunes
DOMINGOS CARDAMONE nasceu no dia 5 de outubro de 1931. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 1º de março de 1952. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1954. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1956; 1º TENENTE – 14 de dezembro de 1960; CAPITÃO – 24 de maio de 1964; MAJOR – 15 de dezembro de 1969; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 1975. Não tenho a data de sua promoção a coronel.  

SÃO PAULO derrota o GRÊMIO por 3 a 1, no MORUMBI, e afasta a desconfiança do torcedor, após queda na COPA KIA do BRASIL. O time obtém a quarta vitória em quatro jogos e alcança seu início mais empolgante em um BRASILEIRÃO. Com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, o AVAI empata com o AMERICA MINEIRO por 2 a 2, no Estádio da RESSACADA, em FLORIANÓPOLIS. Além de conquistar seu primeiro ponto no Campeonato Brasileiro, o AVAÍ deixou o ATLÉTICO PARANAENSE na lanterna da competição. O SANTOS passou mais de um ano procurando pelo seu caminho. Não foi KEIRRISON e, apesar de toda a colaboração oferecida ao time, não é ZÉ EDUARDO. A resposta tem o nome de BORGES. Foi ele, após anotar seu terceiro gol em dois jogos pelo PEIXE, quem evitou a derrota contra o CRUZEIRO, hoje, na ARENA DO JACARÉ. Ele empatou o duelo aos 44 minutos da etapa final (1 a 1).

Com apenas quatro anos como piloto de Fórmula 1, o alemão SEBASTIAN VETTEL segue fazendo história. Hoje, no CANADÁ, ele assegurou o posto de décimo colocado entre os pilotos com maior número de pole positions em todos os tempos. Após cravar o melhor tempo da sessão de classificação do GP DO CANADÁ, o piloto da RED BULL vai ficar pela 21ª vez à frente no grid, seguido pelo espanhol FERNANDO ALONSO e o brasileiro FELIPE MASSA. A largada está marcada para o domingo, em MONTREAL. Agora “top 10” em número de poles, VETTEL tem outra marca significativa. Sua média de poles por corrida, em 68 provas disputadas, é de 0,30 – número inferior apenas a JUAN MANUEL FANGIO (O,56), JIM CLARK (O,45) e AYRTON SENNA (0,40). VETTEL também detém outros recordes significativos na F 1. O piloto da RED BULL é o mais novo da categoria a subir no pódio, ser pole e vencer uma prova (21 anos, dois meses e 11 dias), quando ainda representava a filial TORO ROSSO. Em 2010, o germânico superou o inglês LEWIS HAMILTON e garantiu a honra de ser o mais jovem a faturar um título mundial. Os ferraristas FERANDO ALONSO e FELIPE MASSA travaram uma disputa particular por uma vaga na primeira fila. Na última volta do treino de classificação, o espanhol fez um ótimo tempo e deixou o brasileiro em terceiro. O quarto é MARK WEBBER, com LEWIS HAMILTON em quinto, NICO ROSBERG em sexto, JENSON BUTTON em sétimo, MICHAEL SCHUMACHER em oitavo, NICK HEIDFELD em nono, VITALY PETROV em décimo. RUBENS BARRICHELLO sairá apenas na 16ª colocação.    

Faleceu o cantor lírico BENITO MARESCA, aos 77 anos. Ainda era um menino de 6 anos, no bairro do IPIRANGA, zona sul de SÃO PAULO, quando o pai percebeu na voz do filho potencial não apenas para o canto lírico, como também para fazer graça aos amigos. Ensinou o garoto a cantar “LA DONNA É MOBILE”, da ópera “RIGOLETTO”, do compositor italiano GIUSEPPE VERDI. Só que com um texto pornográfico. E esse foi o início da carreira daquele que se tornou um dos principais cantores líricos brasileiros, tenor que marcou uma geração de apreciadores de ópera. MARESCA foi um grande intérprete de obras italianas de VERDI e PUCCINI e também de óperas de CARLOS GOMES, como “O GUARANI” e “LO SCHIAVO”. Apesar do talento demonstrado precocemente, a estreia de MARESCA nos palcos foi tardia. Não teve o apoio do pai para estudar música. O incentivo veio da mulher ISABEL, uma pianista com quem se casou em 1965. No ano anterior, aos 30 anos, ele fez sua estréia no TEATRO MUNICIPAL. Após o sucesso no BRASIL, ele partiu no fim da década de 1960 para a EUROPA, onde continuou seus estudos e fez diversas apresentações. MARESCA esteve em palcos de 26 países. Deixou de se apresentar em 1997, após descobrir um câncer na medula. Em 2000, subiu ao palco do TEATRO SÃO PEDRO para uma participação especial. Nos últimos 20 anos, dedicou-se a dar aulas e formou uma geração de cantores líricos. O tenor sofria de diabetes. Nasceu em 1935.   

A Polícia Militar autuou hoje um policial suspeito de envolvimento na morte de um adolescente de 15 anos na noite de ontem, na zona leste de São Paulo. Uma testemunha afirma que o PM tentou tirar o chapéu do adolescente, durante uma abordagem, com a mesma mão que segurava a arma. O tiro acertou a cabeça do rapaz que morreu. A polícia afirma que o grupo levava um pacote suspeito e o tiro foi acidental.

LINDEMBERG ALVES FERNANDES, réu preso acusado de matar a tiros a ex-namorada ELOÁ PIMENTEL em 2008, será interrogado por carta precatória no Fórum de TREMEMBÉ, no interior de SÃO PAULO, na próxima sexta-feira, dia 17 de junho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do TJ-SP. Pela primeira vez LINDEMBERG deverá apresentar oficialmente à Justiça a sua defesa.

Os mais de 400 bombeiros libertados hoje iniciaram protesto em frente à Assembléia Legislativa do RIO. Eles foram presos no sábado passado, dia 5 de junho, por invadir o QUARTEL CENTRAL DOS BOMBEIROS, em ato grevista por melhores salários. Ainda restam 15 detidos porque seus nomes não estavam na lista enviada pela Corregedoria dos Bombeiros, de acordo com o CAPITÃO ANDRÉ LUIZ ALVES. 

O Instituto Médico Legal divulgou o laudo sobre a causa da morte do ex-BBB ANDRÉ CAUBÓI. ANDRÉ foi assassinado com um tiro na nuca no dia 1º de junho. De acordo com o laudo, o disparo foi a menos de um metro de distância, não houve luta corporal e o ex-BBB não apresentava outra lesão no corpo. O Instituto de Criminalística vai investigar qual o calibre da arma usada no crime.

Autoridades dos ESTADOS UNIDOS confirmaram hoje a morte de FAZUL ABDULLAH MUHAMMED, um dos membros mais procurados da AL-QAEDA. MUHAMMED era apontado como chefe da organização terrorista na ÁFRICA ORIENTAL e teria morrido em MOGADÍSCIO, capital da SOMÁLIA, na última quarta-feira, dia 8 de junho. A secretária de Estado americana, HILLARY CLINTON, qualificou sua morte como “golpe significante para a AL-QAEDA e seus aliados”. 

2 012      :  
O Comandante do 8º Distrito Naval, VICE-ALMIRANTE LUIZ GUILHERME SÁ DE GUSMÃO, tem a honra de convidar V.Exª / V.Sª e Família para a comemoração do 147º Aniversário da BATALHA NAVAL DO RIACHUELO – Data Magna da MARINHA, a realizar-se no dia 11 de junho de 2012, às 10:30 horas, na Rua ESTADO DE ISRAEL, 776 – VILA CLEMENTINO.
PROGRAMAÇÃO:
CANTO DO HINO NACIONAL E LEITURA DA ORDEM DO DIA;
HOMENAGEM AOS HERÓIS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO;
IMPOSIÇÃO DA MEDALHA AMIGO DA MARINHA;
IMPOSIÇÃO DA CONDECORAÇÃO DA ORDEM DO MÉRITO NAVAL; e
DESFILE EM CONTINÊNCIA.

Como ir até o 8º Distrito Naval numa manhã de muita chuva, acompanhada de trovões? O tempo não melhorou em nada e a semana começa bastante desagradável. Mas isso tem sua vantagem. Posso me dedicar aos meus apontamentos e à hemeroteca. Levo os últimos livros de fevereiro de 2011 de minhas memórias e o primeiro de março daquele ano. Isso é feito para desocupar espaço na estante reservada aos novos livros que vão sendo confeccionados, agora de dois em dois dias.
Chego à Sociedade Veteranos de 32-MMDC por volta das 12:40 horas. Começamos a semana de preparativos para a “OPERAÇÃO BURI”. O CAPITÃO PM ANÍSIO não aprontou ainda os diplomas das medalhas que serão entregues no próximo sábado nesse município. MARINEI tem somente amanhã para o registro dos diplomas, pois o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito somente vem a SÃO PAULO às terças-feiras. Recebo um telefonema de uma empresa que está fazendo um documentário sobre o Movimento Constitucionalista de 1932, nas comemorações de seus 80 Anos. Quer que eu preste uma entrevista na semana que vem. Nosso amigo OLIVEIRA e AMÉRICO vêm conversar comigo sobre a “OPERAÇÃO OSÓRIO”, que está sendo revitalizada, depois de tanto tempo inerte. A reforma da base dessa operação irá ficar um tanto quanto cara, mas precisa ser feita. Almoçamos juntos, mas preciso ir para a reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial. Por causa do mau tempo poucas pessoas comparecem. Nosso coordenador FRANCISCO GIANNOCCARO,  a secretária FRANCES DE AZEVEDO e os conselheiros: CORDEIRO, MIRIAM, HELIODORO, VALDIR ABDALLAH e GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU apenas. GIANNOCCCARO fala sobre o evento de 2 de julho, marcado para a Assembléia Legislativa. Diz que irão receber o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH: o presidente da Associação Comercial, ROGÉRIO AMATO; o presidente da Assembléia Legislativa, BARROS MUNHOZ; o Comandante do Exército Sudeste, GENERAL ADHEMAR, a instituição PMESP e dois associados da Casa. Foi escolhida a Professora EDIMARA DE LIMA para falar em nome do Conselho Cívico e Cultural; o coral e orquestra BACCARELLI abrilhantará a sessão solene na Assembléia. Foi convidado também o poeta PAULO BOMFIM. A Associação Comercial apresentará um número especial do DIGESTO ECONÔMICO, que trará uma edição dedicada à Revolução de 1932. Torno a sugerir ao GIANNOCCARO que se faça uma homenagem a CARLOS DE SOUZA NAZARETH no interior do Monumento Mausoléu, onde se encontram seus restos mortais. Nessa reunião o HELIODORO abordou o Dia de Anchieta, a Batalha de Riachuelo e falou sobre os aeroportos de São Paulo. Conversamos com os participantes de hoje dessa reunião prejudicada por causa do mau tempo. Embarco no metrô da SÉ e faço uma viagem complicada de retorno para casa, com o trânsito muito lento.          

Faleceu hoje, aos 87 anos, em RIBEIRÃO PRETO, SINÉSIO NETTO DE LIMA. Era filho de CECÍLIA NETO DE LIMA e FRANCISCO VAZ DE LIMA. Reformado da antiga FORÇA PUBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO era TENENTE-CORONEL. Deixa mulher, filho, neto, irmãos e sobrinhos. O enterro será no Cemitério PARQUE DOS GIRASSÓIS, em RIBEIRÃO PRETO.

Recebo nesta noite um e-mail da nossa Diretora de Comunicação Social:
Marinei e Cel. Ventura,
Boa Noite!
Finalmente vai sair o jornal. Fizemos de uma maneira como se fôsse um especial.
Como já estamos no meio de Junho, vamos colocar os eventos, condecorados, aniversariantes e sócios também. Marinei, pode mandar o que tiver, por favor?
Cel. Ventura, preciso por favor das migalhas de abril e maio, por favor. E tenho um pedido especial: teria como escrever as palavras novas, meio que resumindo o que foi de fevereiro até agora? As últimas foram de Abril.
Dos outros meses, consegui reunir tudo. Amanhã o Markus vai trabalhar na edição. Acredito que até quinta, no mais tardar estará no ar.
Muito obrigada!
Beijos!
Camila

Mario Ventura
MARKUS e CAMILA
Será uma edição histórica, pois naturalmente reunirá muita coisa que aconteceu em todos esses meses.
Apenas peço para acrescentar, talvez em PALAVRAS DO PRESIDENTE
Os oitenta anos do Movimento Constitucionalista de 1932 reservam para nós
uma série de comemorações nos próximos dias que eternizarão os esforços
da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nesse ano histórico de 2012.
No dia 16 de junho estaremos no Município de BURI, um dos marcos principais da Revolução de 32. Será descerrada uma placa ao nosso herói RUYTEMBERG ROCHA, bem como serão apresentados dois faróis daquela epoca, totalmente reformados, que protegiam e informavam o trem blindado número 2 da presença dos inimigos. Estarão presentes o vice-presidente da República, MICHEL TEMER, o governador GERALDO ALCKMIN; ministro CASTRO MENDES do STJ, Desembargadores do TJSP - WILLIAM ROBERTO DE CAMPOS, PEDRO LUIZ AGUIRRE MENIN e JOSÉ MANOEL RIBEIRO DE PAULA; Deputados Federais e Deputados Estaduais, que serão galardoados com a Medalha Constitucionalista.
No dia 28 de junho, na Câmara Municipal de CAMPINAS teremos uma sessão
solene que lembrará a EPOPÉIA DE 32. Para o mês de julho quarenta e quatro municipios comemorarão o 9 de julho, enquanto nós estaremos no IBIRAPUERA para a realização do memorável desfile dos 80 Anos. No mesmo dia, às 13 horas, uma sessão solene na Assembléia Legislativa coroará a data magna de SÃO PAULO.
Iremos a ITAPETININGA em 10 de julho; a SÃO JOÃO DA BOA VISTA em 14 de julho. Realizaremos um evento em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 21 de julho. Faremos uma palestra em 11 de julho na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, além de muitas outras comemorações de outras entidades como a Associação Comercial (dia 2 de julho na Assembleia Legislativa), CIEE em 5 de julho, etc.etc.
Lembro também das realizações de solenidades magníficas no mês de maio,
ressaltando a comemoração do DIA DA JUVENTUDE no Monumento  Mausoléu em 23 de maio, na BELA VISTA em 20 de maio; Campinas em 28 de maio. Em 24 de maio, tomado de intensa emoção, assisti à Festa do Espadim na APMBB,, onde a turma de cadetes deste ano é denominada de "TURMA CONSTITUCIONALISTA DE 1932". Nunca meu coração pulsou tão forte como nesse dia. Antes, no dia 18 de maio, na mesma Academia de Polícia Militar do Barro Branco foram entregues as Comendas "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", num evento emocionante também.
Fizemos uma palestra sobre "Os 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 32" na OAB/SP em 22 de maio e realizamos a Exaltação ao VENÂNCIO, numa tarde memorável na sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde lágrimas brotaram em nossos olhos, num irresistível sentimento de emoção que o coral do maestro MARGARIDO nos causou, bem como todos os momentos do histórico encontro dos familiares do herói de 32 VENÂNCIO.
Tudo isso devemos aos nossos associados que não mediram esforços para estarem ombro a ombro na nossa luta de imortalização dos ideais dos nossos valentes combatentes da Revolução de 32, que nos deram a reconstitucionalização do País e o motivo de orgulho e glória do Estado de São Paulo, guardião do Ideal de Direito naqueles tempos e também nos dias de hoje.

Uma outra mensagem nesta noite vem do JOSÉ D´AMICO:
Queridíssimo coronel Ventura,
Tudo bem com o senhor e a família ? Espero que sim.
Antes de mais nada , gostaria de desculpar-me pelo atraso desta resposta...
Sobre a partida inaugural da Copa Heróis de 32, em conversa com a Camila e o Markus, eles cogitaram de levar o comandante Pires para o pontapé inicial, lá em São Bernardo. Seria uma possibilidade interessante, o senhor não acha ?
Parece-me que foi até ideia do sr. Jorginho Abicalam a marcação desse jogo para o dia 9 de julho, desconhecendo ele da grande sessão solene que ocorre tradicionalmente na Assembleia e protagonizada pelo senhor.
Sobre o sr. Jorginho, a propósito, ele entrou em contato com o senhor ? Chegou a enviar-lhe o currículo ?
E o doutor Ribeiro, da AFESP, enviou o currículo, coronel ? Cheguei, no dia 6 de junho , a ligar para a secretária dele para lembrar-lhe desta imperiosa necessidade...
O senhor não cogitaria de medalhar o coronel Suita, cogitaria ? Sei que o prazo para indicações praticamente expirou...
Perdoe-me, coronel Ventura, se, às vezes, mostro-me atrevido em algumas sugestões, sempre contando com sua enorme compreensão em alguns exageros que cometo...
Muito obrigado por tudo e continências constitucionalistas,
                                  Recruta Zezinho
ESTIMADÍSSIMO JOSÉ
O Comandante PIRES estará empenhado na transmissão de Comando para o AMADO RÚBIO, às 9 horas, no início da Solenidade do IBIRAPUERA. Poderia se deslocar então a SÃO BERNARDO. A CAMILA e o MARKUS levariam o então ex-comandante do Exército Constitucionalista, mas digno representante do MMDC. Não recebi os currículos do JORGINHO ABICALAM e nem do doutor RIBEIRO.
O CORONEL PM SUITA já tem a Medalha Constitucionalista Não há nenhum exagero nas suas propostas, mas sim fruto de quem se interessa pelas coisas de nossa Sociedade.

O muro erguido pela INGLATERRA à frente de sua área funcionou, e o time conseguiu arrancar um ponto na sua estréia na EUROCOPA. O 1 a 1 não foi justo para a FRANÇA, a única equipe que quis realmente jogar bola. No outro jogo SHEVCHENKO chegou à EUROCOPA em baixa. Enfrentou muitas contusões ao longo da temporada e foi reserva nos três amistosos da reta final da preparação da UCRÂNIA por falta de condições físicas. Mas hoje, quando o jogo era para valer, retribuiu a paciência que o técnico OLEG BLOKHIN teve com ele fazendo os dois gols da vitória de virada sobre a SUÉCIA.

O saibro tem um novo rei: RAFAEL NADAL. O espanhol tornou-se o tenista com maior número de conquistas em ROLAND GARROS após a vitória na final sobre o numero 1 do mundo, o sérvio NOVAK DJOKOVIC, por 6/4, 6/3, 2/6 e 7/5. Com a conquista, o espanhol passa a ser o único na história a ter sete títulos do GRAND SLAM francês. Antes dividia o posto com o sueco BJORN BORG, com seis. DJOKOVIC se rendeu ao melhor jogo de NADAL. “Ele é definitivamente o melhor jogador da história neste tipo de piso (saibro). E o resultado mostrou que ele é um dos melhores de todos os tempos”. BJORN BORG não se incomodou de ter sido superado por NADAL na terra batida do ABERTO DA FRANÇA. “Muitas felicidades. Recordes existem para serem batidos e ele jogou de uma forma fantástica nestas duas últimas semanas.”

O ex-boxeador cubano TEÓFILO STEVENSON, tricampeão olímpico, morreu hoje, vítima de uma cardiopatia isquêmica, aos 60 anos. “O homem que aliou mestria atlética, infinita modéstia e fidelidade absoluta à Revolução, ao comandante-em-chefe FIDEL CASTRO e a seu povo deixou de existir”, informou o noticiário da televisão cubana. STEVENSON é considerado, quase por unanimidade, como o melhor boxeador amador da história. Ele conquistou o ouro olímpico nos Jogos de MUNIQUE-72, MONTREAL-76 e MOSCOU-80. Nos Mundiais da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador), também foi tricampeão. FÉLIX SAVÓN, cubano que igualou a façanha olímpica de STEVENSON, rendeu suas homenagens. “É uma perda para mim, para o boxe cubano e para o mundo. Era uma grande pessoa. Coração como o de TEÓFILO não havia nenhum”, afirmou o tricampeão olímpico em 1992, 1996 e 2000. Por diversas vezes, empresários norte-americanos tentaram convencê-lo a se profissionalizar e se mudar para os ESTADOS UNIDOS. STEVENSON jamais aceitou as propostas. Muitas vezes também foi anunciado o combate entre STEVENSON e MUHAMMAD ALI, mas divergências políticas e problemas técnicos o inviabilizaram.

O primeiro-ministro da GRÃ-BRETANHA, DAVID CAMERON, esqueceu a filha de oito anos em um pub após um almoço de família com dois casais de amigos. Segundo a assessoria da DOWNING STREET (residência oficial do premiê), a confusão, ocorrida há dois meses, começou quando a menina NANCY foi ao banheiro no momento em que o mandatário e sua mulher, SAMANTHA, se preparavam para deixar o local. O casal, então, só percebeu que a garota não estava com eles quando chegou em casa, informou o jornal britânico THE SUN. “O primeiro-ministro e SAMANTHA ficaram abalados quando perceberam que NANCY não estava com eles”, afirmou um porta-voz de DOWNING STREET. “Felizmente, quando eles ligaram para o pub, ela estava bem e segura. O primeiro-ministro foi direto buscá-la”, completou o porta-voz. O chefe de governo tem visto crescer sua reputação de “desleixado”, defeito que vem sendo destacado pela imprensa e que deverá se acentuar com o lançamento, em breve, de uma biografia não autorizada por ele. 

A saúde do ex-presidente do EGITO, HOSNI MUBARAK, de 84 anos, piorou bastante nas últimas 24 horas. Segundo fonte do Ministério do Interior, ele teria sofrido duas paradas cardíacas. O real estado do ex-ditador, no entanto, é um mistério. Alguns aliados afirmam que ele tem entrado e saído constantemente do coma, embora funcionários da prisão de TORA, onde ele se encontra, dizem que ele está consciente e ao lado dos filhos. Um de seus advogados, FARID EL-DIB, visitou o ex-presidente no sábado e disse que o estado de saúde de seu cliente é “muito crítico” e as condições da ala médica do presídio em que ele está são “escandalosas”. Segundo ele, MUBARAK acusa as autoridades egípcias de quererem matá-lo na prisão. “Querem me matar. Salve-me, senhor FARID, encontre uma solução”, disse MUBARAK, segundo DIB. “O Ministério do Interior e o procurador-geral serão responsáveis caso MUBARAK morra na prisão, sem receber atendimento médico adequado”, disse DIB. Segundo uma fonte da penitenciária de TORA, o estado de saúde de MUBARAK piorou muito. “O coração de MUBARAK parou duas vezes. Os médicos tiveram de recorrer a um desfibrilador. Às vezes, ele está consciente. Em outras, inconsciente. Ele rejeita se alimentar”, disse a fonte. No dia 2 de junho, MUBARAK foi condenado à prisão perpétua pela repressão da revolta contra seu regime, no início de 2011, que deixou 850 mortos. A Justiça não condenou por responsabilidade direta, mas por não ter tomado a atitude necessária para impedir o massacre. As acusações de corrupção contra ele e seus dois filhos, GAMAL e ALAA, foram arquivadas.

Várias peças decorativas da famosa FONTANA DI TREVI, em ROMA, caíram durante o fim de semana. O fato levou os romanos a ficar preocupados sobre a manutenção de um dos monumentos históricos mais famosos da cidade, que não passa por uma grande restauração há 20 anos. Algumas folhas de louro esculpidas em pedra despencaram da frisa superior da fonte, que marca o final de uma rede de aquedutos que trazia água potável a ROMA na antiguidade. A polícia isolou a fonte e restauradores examinaram os danos, recolhendo cinco outras peças que pareciam ameaçadas de cair.

O mediador da ONU para o conflito na SÍRIA, KOFI ANNAN, abandonou seu apelo para que um cessar-fogo seja respeitado e passou a pedir que civis não sejam alvos de ataques do governo. A mudança de discurso representa um reconhecimento, ainda que indireto, de que o plano de paz negociado por ele há pouco mais de um mês não dá sinais de ser implementado e o objetivo, a partir de agora, seria limitar os danos colaterais de um confronto aberto no país. Segundo o Comitê de Coordenação Local (grupo dissidente), 93 pessoas morreram hoje em confrontos entre rebeldes e forças de segurança. O número exato não foi confirmado por organizações independentes nem pela missão de observadores da ONU. As cidades de HOMS e HAFFA estariam cercadas por tropas do governo, que as teria bombardeado. Vários focos de fumaça podiam ser vistos nos céus de HOMS, um dos redutos dos rebeldes que lutam contra o regime de BASHAR ASSAD. ANNAN alertou que milhares de civis estão encurralados, presos em meio aos combates. Nos bastidores, diplomatas já consideram o plano de paz como parte de uma estratégia que não deu certo. Agora, segundo observadores, a meta é garantir que civis não sejam alvo de novos massacres. AHAMAD FAWZI, porta-voz de ANNAN, disse que o mediador e a ONU estão alarmados com os bombardeios aéreos contra HOMS, principalmente diante da confirmação dos observadores da missão internacional de que helicópteros, tanques e morteiros estão sendo usados.         

2 013     :     -    TERÇA-FEIRA
O Comandante do 8º DISTRITO NAVAL, Vice-Almirante LISEO ZAMPRONIO, tem a honra de convidar V.Exª / V. Sª e Família para a comemoração do 148º Aniversário da BATALHA NAVAL DO RIACHUELO – Data Magna da Marinha – a realizar-se no dia 11 de junho de 2013, às 10:30 horas, na RUA ESTADO DE ISRAEL, 776 – VILA CLEMENTINO – SÃO PAULO.
Para cumprir com o compromisso de ir até o 8º DN, levanto cedo. Embarco num ônibus que me deixa na ARMÊNIA e que faz uma viagem tranqüila. Enquanto aguardo a chegada do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES observo o trabalhos das máquinas que fizeram da Rua PEDRO VICENTE um canteiro das obras para a colocação de tubos de esgoto. Isso está acontecendo há mais de mês, mas somente hoje é que passo o tempo vendo o trabalho dos operários.
No 8º DN, vamos encontrar muita gente conhecida. Entre elas podemos citar o GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante do Exército Sudeste; o GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO, CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA, CORONEL PM JUIZ ORLANDO EDUARDO GERALDI, CORONEL EB Res ROBINSON SANTIAGO, TENENTE-CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA (Comandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército, que hoje receberá a Medalha AMIGO DA MARINHA), ANTÔNIO FERREIRA PINTO (Ex-Secretário da Segurança Pública), Professor ADILSON CÉZAR, CORONEL PM CHEFE DA CASA MILITAR, AMADO RÚBIO, WALLACE GUIRELLI, SÉRGIO DINIZ BIDUEIRA, CORONEL PM Res PERRENOUD, CORONEL PM Res FREITAS (Superintendente da CRUZ AZUL) e muitos outros. Conhecemos hoje o VICE-ALMIRANTE LISEO ZAMPRONIO, que no dia 9 de julho irá receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
CORONEL PM MENDES tem o compromisso de ir buscar sua neta na Faculdade da Voluntários da Pátria. Saímos um pouco depois do desfile. Ele me pede qual é a atual colocação de seu afilhado, CAPITÃO PM MARCELO TAKAHABE no almanaque de oficiais para promoção a Major. Entrega-me os currículos dos dois indicados pelo Grão Mestre do GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO para a outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA: doutor GERSON MAGDALENO e doutor SÉRGIO RUAS. Também entrega o currículo do indicado pelo Presidente da Associação dos Templários: CORONEL JOSÉ CARLOS FERREIRA JÚNIOR.
O MENDES deixa-me na porta da Sociedade. MARINEI está com um problema com seu filho GABRIEL: leva-o até a CRUZ AZUL para uma consulta médica. Recebo a visita do WILLIAM MASCARENHAS. Nosso ex-comandante do Exército Constitucionalista, ALFREDO PIRES, telefona-me três vezes. Está ansioso para uma visita nossa ao 8º Batalhão de Polícia de Exército, através contato com o MAJOR FERRER.
Quando vou ao BANCO DO BRASIL, agência situada no Corpo de Bombeiros, encontro o nosso amigo CORONEL PM PEDRO ANTÔNIO CARLINI PEREIRA DE SOUZA, que tem parentes em POÁ e foi colega de ginásio de meu irmão CARLOS. Lembramos de pessoas daquela cidade e o que estamos fazendo hoje. Almoço com COLOMBO, MAURÍCIO, OLIVEIRA e MANOELA. Ainda vamos atender duas alunas da Faculdade CÁSPER LÍBERO, que estão fazendo um trabalho sobre a Revolução Constitucionalista.
Através da VALÉRIA, assessora do Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, chega a notícia de que todos os presidentes de núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC serão agraciados com a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO no dia 9 de Julho, em Sessão Solene, na Assembléia Legislativa.

Terminou novamente em confronto com a polícia a manifestação organizada nesta tarde pelo MPL (MOVIMENTO PASSE LIVRE), na Avenida PAULISTA, contra o aumento do transporte coletivo para R$3,20. Segundo a PM, cerca de cinco mil manifestantes participaram do ato. O MPL calculou em 15 mil pessoas. A concentração inicial aconteceu na PRAÇA DO CICLISTA, na esquina da PAULISTA com a Rua da CONSOLAÇÃO. Inicialmente o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, TENENTE-CORONEL PM MARCELO PIGNATARI, pediu que os manifestantes seguissem pela Rua AUGUSTA ou pela Avenida BRIGADEIRO LUIZ ANTÔNIO. “Causaria menos transtorno à cidade”, afirmou PIGNATARI. Mas os manifestantes optaram por descer a CONSOLAÇÃO. O negociador do MPL, o estudante MATHEUS PREIS, de 19 anos, combinou com a PM que a passeata seguiria até a Prefeitura, no Viaduto do Chá, no Centro. Porém, no final da CONSOLAÇÃO, nos manifestantes, sem uma liderança clara, entraram no acesso à RADIAL LESTE e tomaram ambos os sentidos da pista. A polícia detonou uma bomba de efeito moral e confinou o protesto à faixa sentido bairro.
Dali a manifestação seguiu pela Avenida LIBERDADE, passou pela CATEDRAL DA SÉ, desceu a Avenida RANGEL PESTANA e se concentrou próximo ao Terminal DOM PEDRO 2º, por volta das 19:50 horas. Ali a TROPA DE CHOQUE tentou impedir a entrada do grupo no terminal. Membros da passeata passaram a pichar os ônibus e a jogar paus, pedras, fogos de artifício e sacos com tintas nos policiais. Diversos PMs ficaram feridos. A polícia entrou em ação com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo e os manifestantes se dispersaram. Às 21 horas, um grupo voltou a bloquear a PAULISTA com barricadas de lixo em chamas. Novamente a PM dispersou o ato. Mais de 20 manifestantes foram presos. Dezenas de ônibus foram pichados. A sede do PT, próxima à PRAÇA DA SÉ, foi depredada. Um carro da TV GLOBO foi pichado e teve os vidros quebrados. Uma agência do BRADESCO na PAULISTA também teve vidros quebrados. O MPL promete nova manifestação para quinta-feira, dia 13.

Outro protesto, com múltiplas entidades de policiais civis, marcou o dia de hoje na Avenida PAULISTA. Os policiais ameaçam entrar em greve a partir de agosto, caso o governo não negocie as reivindicações salariais e outras exigências com as entidades. Sindicatos representando delegados, escrivães e investigadores, além de agentes penitenciários, levaram carros de som e protestaram no vão do MASP a partir das 14 horas. Cerca de mil pessoas participaram do ato e chegaram a causar transtornos ao trânsito, mas se dispersaram por volta das 17 horas.
Além da FEIPOL (FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS POLICIAIS CIVIS), estiveram presentes os principais sindicatos da categoria, como SINDASP (SINDICATO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCÍARIA DE SÃO PAULO), SINPOL-SP (SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS) e SIPESP (SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA DO ESTADO). Sindicatos de pensionistas e entidades de policiais militares aposentados também foram ao protesto.
Os trabalhadores da saúde estadual, em greve há 42 dias, foram ao MASP para dar apoio aos policiais civis. Eles estão acampados no plenário da Assembléia Legislativa desde a semana passada. “Só vamos sair quando o governo atender nossas reivindicações salariais”, disse o presidente do SINDSAÚDE-SP, GERVÁSIO FOGANHOLI.

Cerca de cem pessoas que ocupavam um terreno particular da Avenida do CURSINO, 5.100, no PARQUE BRISTOL, zona sul, entraram em conflito nesta manhã com a Polícia Militar durante a reintegração de posse da área. O grupo, que invadiu a área de 90 mil metros quadrados em 11 de maio, fez barricadas para impedir o acesso ao local. Em resposta, a PM usou gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes, que revidaram atirando pedras contra os policiais. Segundo a PM, o terreno estava ocupado por 120 pessoas. Já os moradores afirmam que viviam ali cerca de mil famílias. A reintegração começou por volta das 6 horas, quando os PMs encontraram as barricadas e houve um primeiro conflito. Por volta das 10 horas, ocorreu um segundo confronto. De acordo com a PM responsável pela operação, CAPITÃO PM PARDUBSKY, não houve feridos. “A ambulância do SAMU não foi acionada nenhuma vez”, disse. Às 12:30 horas a reintegração havia acabado.
O advogado das famílias, ANDRÉ ARAÚJO, explicou que a reintegração de posse foi expedida pela 3ª Vara Civil do Fórum Regional de JABAQUARA. Uma parte do terreno, de 6,5 mil metros quadrados foi declarada de interesse social e servirá para a construção de moradias populares. “Mas essa liminar também determinou que a Prefeitura fizesse o atendimento de todas as famílias”, disse.

Parte do teto de gesso da área de check-up do Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul, caiu nesta manhã e atingiu uma passageira. O incidente aconteceu por volta das 10:30 horas e a vítima teve ferimentos leves. Ela foi atendida no ambulatório do aeroporto, mas depois encaminhada a um hospital da região, por precaução. A área em que houve o acidente não estava em obras e as causas da queda estão sendo investigadas. A INFRAERO, que administra o aeroporto, informou que o incidente não passou de um “susto”. O trecho do corredor onde ocorreu o problema precisou ser isolado. O aeroporto não divulgou o nome da vítima.

O casal paulista que se feriu na colisão de dois balões na CAPADÓCIA, na TURQUIA, chegou hoje ao BRASIL, três semanas após o acidente. Três brasileiras morreram e outras 22 pessoas ficaram feridas. WÁGNER FERREIRA SANTO, de 59 anos, e sua mulher, ROSANA FARIA SANTO, de 58, foram recebidos com festa pelos parentes que os aguardavam no saguão do Aeroporto de CUMBICA, em GUARULHOS. “É uma alegria muito grande voltar para casa”, disse o empresário.

Ex-colega de escola de uma das vítimas, ALEF ALVES FERREIRA, de 19 anos, foi preso hoje de madrugada sob suspeita de ter participado do assalto a uma pizzaria que terminou com as mortes de tio e sobrinho no último domingo, na VILA NOVA CACHOEIRINHA, zona norte da capital. Colegas de FELIPE VIZANI, 19 anos, morto no assalto, afirmam que FERREIRA era conhecido no bairro como PEPECO. O suspeito e a vítima, de acordo com as testemunhas, chegaram a estudar juntos na Escola Estadual LUIZ GONZAGA RIGHINI. Não estavam na mesma turma, mas as salas de ambos eram no mesmo corredor. FERREIRA teria parado de estudar quando foi detido pela primeira vez. A policia afirma que ele tem ao menos duas passagens pela FUNDAÇÃO CASA por roubo. No início deste ano, chegou a ser preso por receptação. FERREIRA é o assaltante que estava de casaco cinza no momento em que REGINALDO MARCELINO VIZANI, de 51 anos, e FELIPE foram mortos. Os tiros foram disparados pelo outro assaltante, que está foragido. O delegado ÉLDER LEAL, titular do 40º DP, afirma que três testemunhas reconheceram o rapaz logo após ele ser detido. Nesta tarde, outras três testemunhas foram à delegacia e ao menos uma também reconheceu o rapaz. FERREIRA foi localizado na favela do AGRESTE, a cerca de um quilômetro de onde aconteceu o crime.
ALEF ALVES FERREIRA nega ter participado do crime. Ele disse que estava ao lado de um cunhado de FELIPE VIZANI, uma das vítimas, quando recebeu a notícia do assassinato. Familiares do suspeito não haviam apresentado o álibi na delegacia. FERREIRA também afirmou que sua mãe conhecia REGINALDO MARCELINO VIZANI, a outra vítima. Ele ainda disse que não se parece com o retrato falado. E argumentou que não faria uma assalto a menos de um quilômetro de sua casa.

Um ônibus e uma van foram incendiados hoje de madrugada na região do JARDIM ROBRU, na zona leste, pouco depois de um adolescente ser morto e outro, baleado. O primeiro ataque aconteceu à zero hora na Avenida JOÃO BATISTA SANTIAGO. Quatro criminosos, um deles armado, pararam um ônibus que seguia para o ponto final na COHAB JOSÉ BONIFÁCIO. Eles mandaram os quatro passageiros e os funcionários a descerem e atearam fogo no coletivo. Um dos criminosos mencionou que o ataque era uma represália contra o assassinato de DAVID SANTOS DE QUEIROZ, de 15 anos. O rapaz foi morto por dois homens em uma motocicleta às 21 horas de segunda-feira, dia 10 de junho, na Avenida ÁGUA VERMELHA. Outro adolescente ficou ferido. Três horas após o ataque ao ônibus, uma van estacionada na Rua JOSÉ ELIAS DE ALMEIDA teve um vidro quebrado e foi também queimada, mas o proprietário conseguiu controlar as chamas. Em maio, uma escola e quatro ônibus foram atacados no bairro após a morte de um suspeito em confronto com a PM. A polícia, porém, não acredita que haja ligação entre os casos.

ROBERTA SOLINHO STETNER LIRA, de 30 anos, e sua filha MELISSA, de 5 anos, morreram atropeladas por um caminhão de lixo em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, na segunda-feira, dia 10 de junho, à noite. O motorista, cujo nome não foi divulgado, foi preso em flagrante e, hoje, transferido para o Centro de Detenção Provisória de PUTIM. Há versões desencontradas sobre o ocorrido. A primeira dá conta de que o caminhão estaria em alta velocidade, a segunda diz que as vítimas, em uma bicicleta, avançaram o sinal vermelho, e, por fim, uma de que a bicicleta teria colidido com o caminhão parado.

A dona de casa VERA LÚCIA DINOIS, de 54 anos, dorme há 18 meses dentro do carro de sua família, em SANTA LÚCIA, enquanto espera uma cirurgia no ombro, cancelada pela terceira vez na Santa Casa de ARARAQUARA. Com dores constantes, ela diz que, no veículo, ameniza o sofrimento. “Dentro do carro me sinto melhor, mas a dor é constante”, disse. O Sistema Único de Saúde não cobre o material usado na cirurgia e por isso ocorreu o cancelamento.

Um grupo fortemente armado invadiu o município de MIRANTE DA SERRA, em RONDÔNIA, atirou a esmo, explodiu caixas eletrônicas do BANCO DO BRASIL e deixou três pessoas feridas. O bando chegou à cidade por volta das 21:30 horas em um FIAT PÁLIO e uma caminhonete MITSUBISHI L-200. Momentos antes de assaltar o banco, a quadrilha invadiu um hotel da cidade, onde fez vários hóspedes e o dono do local reféns. O dono do hotel tentou fugir e acabou sendo atingido na perna pelos bandidos. Três assaltantes ficaram o tempo todo mantendo os reféns como escudo humano do lado de fora da agência bancária, enquanto os outros integrantes do bando realizavam o roubo dentro do estabelecimento. A quadrilha, com cerca de dez pessoas, conseguiu fugir levando seis reféns. O bando utilizou uma estrada vicinal em direção à cidade de URUPÁ. Durante a fuga, os ladrões cruzaram com um veículo conduzido por uma mulher e abriram fogo contra a motorista. A vítima foi atingida na bacia e no estômago e levada ao Hospital Municipal de JI-PARANÁ em estado crítico. Um dos veículos da quadrilha foi abandonado e queimado em uma ponte. Os reféns também foram deixados no mesmo local.

O historiador, jornalista e militante comunista JACOB GORENDER morreu nesta terça-feira, aos 90 anos (nasceu em janeiro de 1923). Ele foi membro do Partido Comunista Brasileiro. Em 1968, durante a ditadura militar, participou da fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário. GORENDER acabou preso em 1970 e condenado a dois anos de prisão. Solto, passou a se dedicar mais à vida intelectual, com a publicação de vários livros e artigos, chegando a professor do Instituto de Estudos Avançados da USP. A presidente DILMA ROUSSEFF divulgou nota de pesar. “Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do amigo e companheiro JACOB GORENDER. Autor de duas obras clássicas da historiografia brasileira, “O ESCRAVISMO COLONIAL” e “COMBATE NAS TREVAS”, GORENDER foi um pensador do BRASIL. Não teve medo das polêmicas intelectuais, assim como não teve medo de defender suas idéias, mesmo pagando o pior dos preços. Nós nos conhecemos presos no DOPS, em SÃO PAULO. Ele estava convalescente de torturas e foi conselheiro importante em um momento crucial na minha vida. Aos familiares, amigos e admiradores, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande brasileiro”. 

O holandês STEFAN SMITH, 37 anos, e a mulher dele, a cearense ANTÔNIA CLÁUDIA DA SILVA, 24 anos, foram indiciados por homicídio, ocultação de cadáver e maus-tratos. A polícia localizou o corpo do filho deles de 3 anos no sábado, dia 8 de junho, no flat no qual moravam, em FORTALEZA (CE). A criança estava morta desde a quinta-feira, dia 6 de junho. O menino tinha sinais de espancamento. O outro filho do casal, de 5 anos, também aparentava sofrer maus-tratos. “As duas crianças viviam em estado deplorável. Não tinham certidão de nascimento, nunca foram ao médico e nunca tomaram vacinas”, disse a delegada MOZARINA LACERDA.

Dois atentados a bomba mataram hoje ao menos 14 pessoas no centro de DAMASCO,na SÍRIA. O alvo, segundo a TV estatal era uma delegacia de polícia. O OBSERVATÓRIO SÍRIO PARA DIREITOS HUMANOS afirmou que um dos explosivos foi detonado por um terrorista suicida dentro da delegacia e a maioria das vítimas pertencia à polícia. Há seis semanas, um ataque matou 13 pessoas na mesma área.

As esperadas negociações de alto escalão entre as COREIAS DO SUL e do NORTE, após seis anos e ameaças de guerra, foram canceladas hoje, segundo funcionários do governo sul-coreano. A razão seria um desentendimento sobre a escolha dos integrantes das delegações diplomáticas. Os encontros estavam marcados para amanhã. O lado NORTE vetou a escolha do delegado chefe do SUL

MIKHAIL GORBACHEV, último governante da antiga UNIÃO SOVIÉTICA, foi hospitalizado hoje em MOSCOU. A informação dos seus assessores é de que se trata de internação para realização de exames médicos de rotina. O ex-dirigente tem 82 anos e sofre de diabetes. GORBACHEV queixou-se de problemas de saúde durante uma palestra em março. Em maio, ele não compareceu ao funeral da ex-premiê britânica MARGARET THATCHER.

O primeiro-ministro turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, disse que não vai mais tolerar as manifestações no país. Hoje, centenas de policiais reprimiram com força a multidão que estava na PRAÇA TAKSIM, no centro de ISTAMBUL. Eles dispararam canhões de água e gás lacrimogêneo contra os acampados e deixaram centenas de pessoas feridas. É a primeira vez que os agentes controlam o local desde o início dos protestos contra a construção de um shopping no PARQUE GEZI, maior área verde da cidade. Os manifestantes revidaram com coquetéis MOLOTOV. “Não demonstraremos tolerância. Estaremos nos pescoços dos provadores e terroristas. Nenhum escapará”, disse ERDOGAN.         
   
2 014     :      -     QUARTA-FEIRA
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL
O Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante LISEO ZAMPRONIO, tem a honra de convidar V.Exª/V.Sª e Família para a comemoração do 149º Aniversário da Batalha Naval do RIACHUELO – DATA MAGNA DA MARINHA, a realizar-se no dia 11 de junho de 2014, às 10:30 horas, na Rua ESTADO DE ISRAEL, 776, VILA CLEMENTINO, SÃO PAULO – SP.
PROGRAMAÇÃO:
Canto do Hino Nacional e Leitura da Ordem do Dia
Homenagem aos Heróis da Batalha Naval de Riachuelo
Imposição da Medalha Amigo da Marinha
Imposição da Condecoração da Ordem do Mérito Naval
Desfile em continência.

Antes de ir para o 8º DISTRITO NAVAL, passo pela Sociedade. Encontro MARINEI começando o seu trabalho nesta quarta-feira. Para mim será um tanto corrido porque tenho também uma reunião marcada para 16 horas na Associação Comercial.
Depois embarco no Metrô SÉ e vou descer na VILA MARIANA. Faço uma caminhada pela SENA MADUREIRA, até chegar à Rua ESTADO DE ISRAEL. Encontro muitos conhecidos, mas o primeiro deles é o CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA, Secretário Chefe da CASA MILITAR. Ele está conversando com o CORONEL PM PERRENOUD, CORONEL PM FREITAS e outros integrantes da CRUZ AZUL. Falo a ele sobre a solenidade de 9 de julho na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e lhe entrego o Ofício de Outorga do COLAR DA VITÓRIA. Ele se incumbe de entregar os ofícios do Vice-Governador GUILHERME AFIF DOMINGOS, e do ÉDSON APARECIDO DOS SANTOS, Secretário Chefe da Casa Civil.
WILLIAM MASCARENHAS, ORÍTIA, THELL DE MORAES, PAULO XIMENES, Professor ADILSON CÉZAR e sua senhora MARIA DOROTEA SENGER CÉZAR, JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA, LOBATO e muitos outros conhecidos também estão presentes ao 149º Aniversário da Batalha Naval de RIACHUELO.
Com o auxílio do WILLIAM MASCARENHAS, são entregues diversos Ofícios de Outorga do COLAR DA VITÓRIA para o dia 9 de julho. Para os GENERAIS JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS (Comandante do Exército Sudeste); REYUZO IKEDA (Chefe do EM/CMSE); CARLOS DOS SANTOS SARDINHA (Comandante da 2ª Divisão de Exército); CLÁUDIO COSCIA MOURA (Comandante da 2ª Região Militar).
Para o anfitrião, VICE-ALMIRANTE LISEO ZANPRÒNIO.
Para o MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR MARCELO KANITZ DAMASCENO (Comandante do IV COMAR); BRIGADEIRO-DO-AR RICARDO CÉSAR MANGRICH (Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica); BRIGADEIRO-DO-AR ROLAND LEONARD AVRAMESCO (Diretor do Parque de Material Aeronáutico).
O CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ também veio a esta solenidade. Faço-lhe a entrega do Ofício de Outorga do COLAR DA VITÓRIA e converso com ele sobre o 9 de Julho.
Surge então o nome do novo Comandante do Exército Constitucionalista. WILLIAM MASCARENHAS conversou com o presidente da União dos Escoteiros do BRASIL/SP, ANTÔNIO LÍVIO ABRAÇOS JORGE, e ele aceitou o cargo. Apresentamos o LÍVIO ao Cmt da APMBB, CORONEL MAURÍCIO, e fica combinado que lhe será fornecida uma farda de combatente de 32 para o momento de assunção do cargo. WILLIAM MASCARENHAS continuará pertencendo ao Exército Constitucionalista, na condição de Chefe do Estado Maior.
Após a solenidade militar, ainda permanecemos um bom tempo no 8º DN, agora participando do coquetel e conversando com as pessoas que ali se encontram. Passam das 12 horas quando deixamos o local. WILLIAM tem um problema para resolver e chama um táxi.
Um trânsito infernal faz com que demoremos para chegar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Passam das 13 horas.
Almoço às pressas na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, com OLIVEIRA e COLOMBO. Resolvemos alguns problemas de última hora e, por volta das 15:40 horas, vou para a Associação Comercial.
No 11º andar, numa das salas de reunião, já se encontra presente a coordenadora do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, EDIMARA DE LIMA e a Secretária VALÉRIA DOS SANTOS. Logo chega a coordenadora institucional MARÍLIA DE CASTRO e se estabelece uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC no sentido de que possamos realizar às 11:30 horas do dia 8 de julho uma comemoração simultânea do Movimento Constitucionalista de 32 na capital e no interior. Para isso é solicitado o empenho dos nossos núcleos de correspondência. Sinto que temos muito pouco tempo para realizar essa tão importante empreitada, mas vamos tentar realizar o estabelecido nesta reunião.
Por volta das 18 horas, após o término da reunião, vou tentar embarcar no metrô da Estação SÃO BENTO. A plataforma de embarque está totalmente lotada. Os trens circulam com muito espaço de tempo e já vêm cheios de passageiros. Não dá para entrar no primeiro trem. No segundo, a multidão me coloca dentro do vagão no sufoco. É uma desastrosa experiência. Também vai demorar muito para chegar o ônibus do COCAIA no Terminal Norte da ARMÊNIA. Com o corpo dolorido vou chegar em casa por volta das 21 horas.
LUCINDA conta que entrou ladrão no quintal da casa da SORAYA e NELSON. Roubaram cerca de vinte cadeiras. Não é a primeira vez que isso acontece.

Milhares de pessoas vaiando, clima de insatisfação e bandeiras pegando fogo. Não, não se trata de um relato a respeito de mais uma manifestação em SÃO PAULO, mas sim, sobre o que aconteceu logo após o primeiro jogo da seleção brasileira em COPAS na capital paulista. Engana-se quem pensa que o duelo BRASIL x CROÁCIA será a estreia do BRASIL na cidade em um MUNDIAL. Há 64 anos, no dia 28 de junho de 1950, o PACAEMBU foi palco do segundo jogo da equipe. A camisa ainda era branca.
A seleção, comandada pelo carioca FLÁVIO COSTA, entrou em campo com quatro paulistas: NORONHA, RUI e BAUER (SÃO PAULO) e BALTAZAR, o CABECINHA DE OURO, do CORINTHIANS. Os outros sete titulares eram do RIO. Não foi mera coincidência. O treinador queria agradar à torcida do SÃO PAULO, que achava sua seleção carioca demais.
Em campo, o rival foi a SUÍÇA, que sediaria a COPA seguinte. Os times jamais haviam se enfrentado. Mesmo assim o BRASIL largou bem: abriu a conta com ALFREDO, aos 3 minutos. Aos 17, o atacante FATTON empatou para os suíços. Antes do intervalo, BALTAZAR, no seu estilo clássico, subiu mais do que a zaga e marcou de cabeça. “Meu pai não falava nada daquele jogo, era o jeito dele. Até se perguntassem o time do coração, ele não falava, mas o CORINTHIANS era a sua paixão”, comenta CARLOS ALBERTO BATATA, filho de BALTAZAR.
Apesar da ausência de relatos de seu pai, BATATA ressalta ser um privilégio saber que BALTAZAR não só disputou uma COPA DO MUNDO com o BRASIL em seu país, como também fez um dos gols no jogo do PACAEMBU. Porém, ao fim do segundo tempo, FATTON empatou de novo. O 2 a 2 deixou furiosos os 42.032 torcedores no PACAEMBU. O empate forçava o BRASIL a ganhar da IUGOSLÁVIA, senão cairia ainda na primeira fase.
Para alívio da nação, a seleção venceu o jogo decisivo por 2 a 0 e seguiu até o final, contra o URUGUAI. Bem, o resultado, todos nós sabemos de cor...

O melhor jogador do mundo chegou hoje ao BRASIL para a disputa da COPA. CRISTIANO RONALDO, junto da delegação portuguesa, desembarcou no Aeroporto de VIRACOPOS, em CAMPINAS, onde os lusitanos vão ficar concentrados durante a disputa do torneio. A chegada do astro do REAL MADRID causou grande alvoroço entre os fãs que o aguardavam no aeroporto. No entanto, nenhum deles teve a chance de se aproximar do craque, pois ele e os demais jogadores portugueses saíram pela pista e, de lá mesmo, pegaram um ônibus para seguir em direção ao ressort onde ficarão hospedados. O único a conceder entrevista no local foi o técnico PAULO BENTO, que comentou sobre o cansaço de seus jogadores por causa da viagem. “Foi uma viagem cansativa e longa, mas correu dentro do planejamento. Agora vamos descansar e nos preparar para o jogo contra a ALEMANHA. Teremos o apoio do povo em CAMPINAS e vamos reunir as melhores condições para os jogadores”, afirmou o comandante. Amanhã, às 10:30 horas, PORTUGAL realiza um treino aberto para dez mil pessoas no Estádio MOISÉS LUCARELLI. A estreia dos lusitanos na COPA será na segunda-feira, dia 16, contra a ALEMANHA, na ARENA FONTE NOVA, em SALVADOR.

Não são só as torcidas do BRASIL e ARGENTINA que sonham com um duelo entre as duas seleções na final da COPA DO MUNDO. NEYMAR já manifestou o mesmo desejo e, hoje, foi a vez de MESSI também revelar sua vontade de encarar os arquirrivais na decisão. Companheiro do craque brasileiro no BARCELONA, o argentino afirmou, ainda, que espera ansiosamente por um embate com o camisa 10 da seleção canarinho. “É um sonho poder conquistar a taça. Pelo andamento das coisas, acredito que vamos conseguir. Tomara que eu possa jogar contra a final contra NEYMAR. Mas, se não for contra ele, que seja contra qualquer outra equipe”, afirmou MESSI à TV mexicana AZTECA. Também na expectativa por um duelo entre os dois astros, MARADONA aproveitou a ocasião para cutucar PELÉ – só para variar. “O NEYMAR hoje é o PELÉ...Mas a diferença entre NEYMAR e MESSI é a mesma que existe entre PELÉ e MARADONA”, disparou o falastrão, antes de reforçar que foi melhor do que o REI. MESSI, por sua vez, também exibiu confiança ao apontar a seleção de seu país como uma das maiores favoritas ao título. E destacou, principalmente, a experiência que ele e os “hermanos” adquiriram desde a última COPA. “Não tenho dúvida de que há muito otimismo, com um grupo que está muito sólido e não perde há bastante tempo”, destacou o camisa 10. Antes de reconhecer ter cometido erros nas COPAS passadas, principalmente na ÁFRICA DO SUL, em 2010, quando não marcou nenhum gol, MESSI fez questão de eximir MARADONA, comandante da ARGENTINA no último MUNDIAL, de qualquer culpa. “A minha primeira experiência na COPA foi linda, mas foram injustos comigo depois da nossa eliminação porque diziam que eu não tinha sentido a derrota”, desabafou o argentino. “Em 2010, nós nos relacionávamos muito bem com MARADONA, ele tem uma forma especial de se comunicar com o grupo. Às vezes, é mais fácil tirar um técnico do que alguns jogadores. Os jogadores foram os verdadeiros responsáveis pela eliminação, não o técnico”, emendou. Concentrada na cidade do GALO, em BELO HORIZONTE, a seleção da ARGENTINA se prepara para estrear diante da BÓSNIA, no sábado, às 19 horas, no MARACANÃ. Hoje, o técnico ALEJANDRO SABELLA realizou um treino aberto ao público na ARENA INDEPENDÊNCIA. E atividade foi bastante agitada, principalmente pela empolgação exagerada da torcida. Cerca de dez torcedores invadiram o campo após o treino para se aproximar dos craques. Um deles, sósia de RONALDINHO GAÚCHO, ajoelhou-se diante do astro e arrancou gargalhadas dele. Alguns materiais esportivos dos atletas também foram levados.             

ZAGALLO será o principal desfalque na arquibancada para a estreia da seleção brasileira na COPA DO MUNDO. O ex-técnico, de 82 anos, está se recuperando de um problema na coluna causado por uma bactéria e, apesar de estar em casa, não foi liberado pelos médicos para viajar do RIO DE JANEIRO a SÃO PAULO.

FELIPÃO perdeu um cunhado e um sobrinho durante a preparação para a COPA DO MUNDO. Apesar da tristeza pelas mortes dos parentes, o treinador explicou de onde tirou forças para continuar trabalhando com a seleção. “Encontro forças no trabalho, nesse grupo, no bom ambiente e vendo jogadores que trabalham entre si em momentos que não estamos no meio deles”, falou FELIPÃO.

O operário GREGÓRIO DE AZEVEDO JÚNIOR, de 29 anos, morreu soterrado, nesta tarde, depois da queda de um muro de arrimo no bairro do PARQUE DO CARMO, na zona leste da capital. A obra, nos fundos da Igreja Unida de VILA CARMOSINA, estava interditada pela Defesa Civil desde 24 de abril. A Subprefeitura disse hoje que tomará as providências cabíveis e aplicará multa aos responsáveis pela obra pelo desrespeito.

O governo estadual confirmou, hoje, que a privatização do serviço de emergência da Polícia Militar, o 190, deve ser finalizado em, no máximo, 90 dias. Com isso, civis vão atender os chamados da população. Por outro lado, os 250 PMs que atuam no serviço hoje vão para as ruas fazer policiamento. O “novo” COPOM, inaugurado hoje pelo governador GERALDO ALCKMIN, terá 208 pontos de atendimento, quase quatro vezes o número atual, 56. Segundo o governo, foi investido um total de 85,1 milhões de reais para a construção do prédio e a aquisição dos equipamentos. O projeto também prevê que o espaço abrigue atendimento dos bombeiros, o 193, e do SAMU, o 192.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, JOAQUIM BARBOSA, determinou hoje à tarde que seguranças retirassem o advogado LUIZ FERNANDO PACHECO, que defende o ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO, do plenário da Corte. PACHECO usou a tribuna do Supremo para solicitar que  o pedido de prisão domiciliar a favor de GENOÍNO fosse colocado em votação. Ao ouvir como resposta de BARBOSA que não cabe a um advogado definir a pauta dos processos a serem analisados, o advogado se exaltou. BARBOSA, então,cortou o microfone da tribuna e ordenou aos seguranças que retirassem PACHECO do prédio.

Policiais da Divisão de Homicídios da BAIXADA FLUMINENSE prenderam, nesta manhã, RODRIGO PIRES, irmão de ROGÉRIO PIRES, caseiro do CORONEL REF PAULO MALHÃES, encontrado morto em seu sítio no dia 25 de abril, em NOVA IGUAÇU (RJ), após um assalto. RODRIGO foi localizado na casa de amigos de familiares, no município de JAPERI. Ele é apontado como um dos envolvidos na morte do militar, morto um mês depois de prestar depoimento à Comissão Nacional da Verdade, quando admitiu ter torturado, matado e ocultado cadáveres de presos políticos durante a ditadura militar.

Subiu para dez o número de mortos devido à forte chuvas que, no fim de semana atingiu o PARANÁ, segundo balanço da Defesa Civil Estadual divulgado hoje. No total, 52 pessoas ficaram feridas e três permanecem desaparecidas. Em todo o Estado, 492,5 mil pessoas foram afetadas por enxurradas e alagamentos.

2 015     :    -    QUINTA-FEIRA
CONVITE
O Comandante da Primeira Companhia de Polícia Militar do Sétimo Batalhão Polícia Militar Metropolitano juntamente com o Núcleo “Heróis da Praça da República - MMDC Centro, sentem-se honrados em convidar Vossa Senhoria para compartilhar e prestigiar a outorga de “Medalhas MMDC” em reconhecimento aos homenageados pela inestimável amizade e solidariedade prestados a esta Organização Policial Militar.
 O evento sucederá às 09h30 do dia 11 de junho de 2015 no Auditório da Associação Cristã de Moços / Young Men’s Christian Association - YMCA, localizado na Rua Nestor Pestana 147, Consolação, São Paulo - SP.
 Em caso de informações e dúvidas, coloco à Vossa disposição a Seção de Comunicação Social da Primeira Companhia de Polícia Militar através do e-mail 7bpmm1ciap5@policiamilitar.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 3214-5341.
 Nesta oportunidade, elevo cordialmente os protestos de elevada estima e distinta consideração.
 Trajes:
Oficiais e Praças - B 4.1;
FFAA - O correspondente;
GCM - O correspondente;
Civis - Passeio.
 Atenciosamente,
 LUIS HUMBERTO CAPARROZ
Capitão PM Comandante
 Solicitamos a gentileza de acusar o recebimento deste e, confirmar Vossa presença ou de representante previamente. Grato.
Serão condecorados com a Medalha MMDC neste evento:
CORONEL PM LUÍS HENRIQUE DI JACINTHO SANTOS, Comandante do CPA/M-1; CAPITÃO PM CLÁUDIO LUCIANO ANTUNES, Coordenador Operacional do 7º BPMM; CAPITÃO PM ADRIANO DE SOUZA FERNANDES, Comandante da Força Tática do 7º BPMM; CAPITÃO PM CÁSSIO CESAR GALHARDO, Comandante da 2ª Companhia do 7º  BPMM; 1º TENENTE PM DIVALDO GREMES, Seção de Logística da APMBB; 1º TENENTE PM ARONY APARECIDO LOPES, do Serviço Reservado do 7º BPMM; 1º TENENTE PM TIAGO SILVA GURDOS, do 13º BPMM; 2º TENENTE PM CAIO MORMILLO VENEZIANI, do 7º BPMM; 2º SARGENTO PM ILTO DA CRUZ PIRES; 2º SARGENTO PM FRANCISCO MORGADO FILHO; 3º SARGENTO PM ADEILTON NUNES DE OLIVEIRA; 3º SARGENTO PM CLÁUDIO PEDRO DE OLIVEIRA; 3º SARGENTO PM ANDRÉ LUÍS LÚCIO; 3º SARGENTO PM RAFAEL ANDRADE OLIVEIRA; CABOS PM RONILTON SANTANA DA SILVA, ROBERTO CARDOSO MIRANDA e CRISTIANO FERNANDES CAVALCANTE.
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE NÓBREGA, empresário do ESTADÃO GRILL CHURRASCARIA LTDA; TERESA SUPLICY DE BARROS BARRETO, Superintendente da FUNDANÇÃO JOVEM PROFISSIONAL; EDNEY ROBERTO DELGADO, Secretário Executivo da ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS; WAGNER VALE FERREIRA, empresário do BOLONHA ROTISSERIE; BRUNO LANGEANI, coordenador do INSTITUTO SOU DA PAZ; JUSSARA FELIX FIGUEIREDO, cineasta; CLAUDIR PIOVESAN, comerciante da CHURRASCARIA PAMPAS GRILL; ANDRÉ LUÍS BERWANGER, comerciante da CHURRASCARIA PAMPAS GRILL; OLIDES CARRARO, também da CHURRASCARIA PAMPAS GRILL; RAUL MANTOVANI JÚNIOR, assistente técnico da SubPrefeitura da SÉ; HEMILTON TSUNEYOSHI INOUYE, do Departamento de Engenharia de Tráfego Oeste; ROBERTO PACHECO DE TOLEDO, Delegado de Polícia Titular do 4º Distrito Policial; LUCIANO AUGUSTO PIRES FILHO, Delegado de Polícia do 4º Distrito Policial; WILSON APARECIDO PRATTES, da Guarda Civil Metropolitana e ANTONIO FRANCO, também da GCM.     
Ontem, combinara com a MARINEI irmos a essa solenidade e ela estará em casa por volta das 8 horas.
WILLIAM MASCARENHAS e ORÍTIA ABREU SERAFIM irão ao 8º DISTRITO NAVAL, onde participarão da solenidade comemorativa da BATALHA DE RIACHUELO.
 MARINEI comparece, pontualmente, em casa, por volta das 8 horas. Vamos para a Associação Cristã de Moços, na Rua NESTOR PESTANA. Ali, encontramos o novo Comandante do 7º BPMM, TENENTE-CORONEL PM CANGERANA e o MAJOR PM ÂMBAR, que comandou interinamente o batalhão e que, recentemente, foi transferido para o Regimento de Polícia Montada "9 de Julho". Também já se encontra no local o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Cumprimentamos os convidados para o evento, principalmente aqueles relacionados com a Medalha MMDC.
A entrega da honraria é realizada depois da ênfase dada (pelo orador, CAPITÃO PM CAPARROZ) à importância da Medalha MMDC no contexto das comemorações dos 83 anos do Movimento Constitucionalista de 1932.
Terminado o evento, como ainda o Obelisco do Ibirapuera está às escuras, retornamos para GUARULHOS.  MARINEI fala muito bem do notebook LENOVO e suas vantagens para o MMDC. Resolvo comprar também um aparelho desses e ela se propõe a me ajudar. Tem dificuldades no desconto do cheque do BANCO DO BRASIL, mas tudo sai bem no final. Mais tarde ela traz o LENOVO 040 para casa.

Nesta tarde recebo um telefonema de um oficial do 1º BPMI (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) tratando da entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA em sua Unidade. Peço a ele para me mandar email a respeito e isso é feito incontinenti, conforme se vê abaixo:
ENTREGA MEDALHA CONSTITUCIONALISTA_31JUL15

1bpmip5 <1bpmip5 policiamilitar.sp.gov.br="">
Anexos
para mim, Marcelo
          SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
       POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
         São José dos Campos,11 de junho de 2015.
         MENSAGEM Nº 1BPM/I-059/500/15
         Do Comandante do 1ºBPM/I
                Ao Sr Cel PM Mário Fonseca Ventura – Digníssimo Presidente do MMDC – Veteranos de 1932.
         Assunto: Entrega medalha Constitucionalista.

                 Solicito a Vossa Senhoria a possibilidade da outorga de 22 (vinte e dois) Medalhas Constitucionalista as quais serão entregues aos policiais militares (oficiais e praças) deste Batalhão e membros da sociedade civil, os quais são verdadeiros heróis anônimos do Estado de São Paulo.
               Diante do acima exposto, convidamos Vossa Senhoria para a Solenidade de Valorização Profissional que ocorrerá no dia 31 de julho de 2015, às 10:00 horas, em São José dos Campos/SP.
               Aproveito a oportunidade para externar nossos votos de elevada estima e distinta consideração.
          
                                                                                                                                                                                                                                                ilegível
                                                                                                                                      ACÁCIO GERALDO WENDLING CÉSAR
                                                                                          Ten Cel PM Comandante



Transmitido
Subten PM Danilo

PREZADO Cmt 1º BPMI
TENENTE-CORONEL PM ACÁCIO GERALDO WINDLING CÉSAR

Autorizo a outorga de 22 Medalhas "CONSTITUCIONALISTA" na data e hora constantes do Ofício.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cumprindo seus princípios estatutários e a finalidade precípua de levar a todas as cidades do Estado de São Paulo o Ideal De Direito e o conhecimento da EPOPÉIA DE 32, sente-se lisonjeada por poder proporcionar a SÃO JOSÉ DOS CAMPOS os feitos e os fatos que aconteceram no BRASIL há 83 anos atrás.
Peço apenas que nos mande os currículos dos homenageados num prazo de 30 dias para que possamos elaborar os competentes diplomas e a assinatura do Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo.
Considerando que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é a herdeira dos heróis da Força Pública que combateram em 1932 numa contra-revolução que impôs a Constituição de 1934, agradeço a gentileza de nos convidar para abrilhantar a Solenidade de Valorização Profissional de nossa tropa e coloca a Sociedade Veteranos de 32-MMDC à sua inteira
disposição.

Pronunciamento de LUCIANA VILELA, indicada para receber a Medalha do Núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA".
Quero agradecer aos amigos da Apmbb Cel PM Celso Luiz . Academia De Policia Militar do Barro Branco , ao Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha e em especial meus amigos, Cel PM Reynaldo Rossi,Cel Mario Ventura, PM Rafael Vieira, PM Afonso Pinheiro Calvi, PM Júlio César Santos Oliveira ,PM Vander Pavan , Sociedade Veteranos 32,e todos os alunos membros do Núcleo Cadete Ruyternbergue.Obrigada pelo carinho e reconhecimento dos meus serviços ao Núcleo e Policia Militar do Estado de São Paulo. Sinto - me honrada com o convite para receber a Medalha " Cadete Constitucionalista". Obrigada. Estendo o convite aos meus amigos que aqui acompanham meus trabalhos e estao sempre ao meu lado; Cel Helsivig Vieira, Major Felipe Neri Vani, Cap. Souza Fernandes Boss, Prof. Carlos Felipe Do Nascimento, Prefeito Rafic Zake Simão,William Worth, Telma Maia , Anelisa Novaes, Veterano Jorge Baptista Cruz, Antonio Carlos Aristides,PM Evandro Valentin, Fernando Moreno, Hernanny Gutierres, Oritia Abreu Serafim, Arthur Paschoal, Rafaela Diniz,Rodrigo Teófilo, Arvelos Vieira, João Bosco Ramos Fuska, Dayse Giupponi Mendes, Rogerio Sansevero, Carolina Giupponi, Sérgio Elache,Vicente Vale, PM Ditinho Rodrigues Rodrigues, PM Deozildo Moschen, PMDaniel Primo, PM Rafael Adagil, PM Juliana Giffoni Novaes, PM Katia Cassia, Fabiana Figueira, Fabiana Rufino, Sara Mancilha, Camila Notharangeli, Adriana Faria, Adriana Olimpio, Adriana da Silva, Alvaro Vieira, Nicolas Branco Vieira, Nucia Karla Martins, Izali Mahmud, Bruna Mayra, Ricardo D. Rosa, Adriano Vilela, Andre Vilela, Marcelo Marcondes, Luiz Lucio Marcondes Lucio, Fabio Antonio Guimaraes, Marco Antonio Villela, Lélia Alckmin, Lane Marques, Mix Margarida Valente, Thiago Amorim.

     O lendário ator britânico Christopher Lee, famoso por interpretar Drácula e o maligno Saruman em "O senhor dos anéis" e em "O Hobbit", morreu no domingo (7), aos 93 anos,  informa nesta quinta-feira (11) o jornal "The Telegraph".
De acordo com a publicação, ele estava internado havia três semanas em um hospital de Londres, na Inglaterra, para se tratar de insuficiência cardíaca e respiratória. O "Telegraph" diz ainda que a esposa de Lee optou por adiar o anúncio da morte porque queria, antes, avisar os familiares.
O agente de Lee disse, em comunicado, que a família "não deseja fazer comentários".
Christopher Lee nasceu em Londres em 27 de maio de 1922. Seus primeiros trabalhos como ator são dos anos 1940, mas foi na década seguinte que ele se tornou uma estrela.
Do período, destacam-se "A maldição de Frankenstein" (1957), o seu Drácula em "O vampiro da noite" (1958) e "A múmia" (1959). Com a popular produtora britânica Hammer Film Productions, especializada em longas de terror, repetiu o papel de Drácula em filmes lançados nos anos 1960 e 1970.
O ator Christopher Lee (Foto: Wikimedia)O ator Christopher Lee (Foto: Wikimedia)
'Sou mais que um vilão'
A imagem de vilão, contudo, parecia incomodá-lo. "Por favor, não me descrevam como uma 'lenda do horror'. Eu deixei isso para trás", afirmou em entrevista ao "Telegraph".
Outro papel marcante foi o do vilão Scaramanga em "007 contra o homem com a pistola de ouro" (1974). Curiosamente, Lee era primo de Ian Fleming, escritor que criou James Bond.
Nos últimos 15 anos, Christopher Lee foi apresentado a uma nova geração de fãs. Além de trabalhar em "O senhor dos anéis", apareceu em outra franquia que está entre as mais populares da história do cinema: "Guerra nas estrelas" ("Star wars", no original), como Conde Dookan.
Trabalhou ainda em filmes do cultuado cineasta americano Tim Burton, como "A lenda do cavaleiro sem cabeça" (1999), o remake de "A fantástica fábrica de chocolate" (2005), na pele do pai de Johnny Depp, e "Sombras da noite" (2012).

Conhecido por sua voz muito marcante, Lee também dublou inúmeros filmes, inclusive de Tiim Burton. Deu voz a personagens de "A noiva cadáver" (2005) e "Alice no país das maravilhas" (2010), entre outros.
De cadeira de rodas, Christopher Lee é visto chegando no aeroporto Tegel, em Berlim, na chegada para participar do Fertival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale 2015), em 7 de fevereiro deste ano (Foto: Philipp Mertens/Geisler-Fotopres/Picture Alliance/AFP)De cadeira de rodas, Lee chega a Berlim em 7 de fevereiro deste ano (Foto: Philipp Mertens/Geisler-
Fotopres/Picture Alliance/AFP)
Atuou na 2ª Guerra
Em 2001, Christopher Lee foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços como ator. Em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços como ator e filantropo.
Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria.
"Eu odeio ser um ídolo. Como dizia o querido [ator] Boris [Karloff], não vou pendurar as chuteiras até morrer", declarou na ocasião.
Christopher Lee também atuou da divisão de operações especiais da Grã-Bretanha na 2ª Guerra Mundial.
"Eu fiz parte do Serviço Aéreo Especial [SAS, na sigla original], mas nós somos proibidos – seja no passado, no presente ou no futuro – de falar sobre quaisquer operações específicas. Vamos dizer apenas que eu estava nas Forças Especiais e deixar por isso mesmo", lembrou certa vez.
Christopher Lee deixa a esposa, Birgit, conhecida como Gitte, com quem era casado desde 1961, e uma filha, Christina.
Fã de heavy metal
Ao longo da carreira, Christopher Lee explorou seu lado cantor e lançou discos, EPs e singles. Gostava muito de heavy metal.
O mais recente trabalho foi o EP "Metal knight", lançado em 2014. "Associo o heavy metal à fantasia pelo tremendo poder que transmite", explicou em um comunicado na época do lançamento.
"Metal knight" tinha quatro canções e três versões alternativas das mesmas. Duas delas eram originais do musical "O homem de La Mancha": "I, Don Quijote" e "The impossible dream".  "Don Quixote é o personagem de ficção mais heavy metal que conheço", explicou Lee.
As outras faixas eram "The Toreador March", da ópera "Carmen", de George Bizet, e "My way", popularizada por Frank Sinatra.
Em dezembro de 2013, Lee havia se tornado o intérprete mais idoso com uma canção nas paradas dos Estados Unidos. A música se chamava "Jingle hell", espécie de paródia da natalina "Jingle bells".
·          
Christopher Lee em cena de 'O Senhor dos anéis: A sociedade do anel' (Foto: Divulgação)Christopher Lee em cena de 'O Senhor dos anéis: A sociedade do anel' (Foto: Divulgação)

A internet será um dos alvos no combate à receptação de celulares roubados e furtados. Hoje, o Secretário de Segurança Pública, ALEXANDRE DE MORAES, disse ao jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO que a polícia vai pegar pesado contra sites utilizados para a venda de aparelhos usados na rede mundial de computadores.
A afirmação foi feita durante cerimônia para nomeação de 392 novos policiais civis. Ao lado de MORAES estava o governador GERALDO ALCKMIN. "Vamos agir em duas frentes no combate à venda de celulares de segunda mão, tanto em lojas físicas quanto pela internet, para verificar se há ou não receptação, e no comércio dos desbloqueadores. Certamente teremos um bom resultado", afirmou o secretário.

A polícia encontrou nesta manhã uma idosa de 72 anos morta dentro da casa onde morava, no PLANALTO PAULISTA. A suspeita é de que ela tenha sofrido violência sexual porque estava sem roupa e com sinais de tortura. Os agentes da Polícia Militar encontraram a idosa já sem vida dentro de um banheiro. Ela estava com os punhos amarrados e nua, além de apresentar sinais de estrangulamento e manchas de sangue. A vítima morava com outra idosa, que sofre do MAL DE ALZHEIMER.

A guarda da menina de 3 anos, abandonada pela mãe em uma loja no Centro de JUNDIAÍ, no Interior, durante fuga - após ser descoberta praticando furtos em companhia de outras três mulheres na terça-feira, dia 9 de junho, permanecerá provisoriamente com a avó. VANESSA CRISTINA DA SILVA GUILHERMINO se entregou hoje à polícia, mas vai responder o processo em liberdade. No dia do crime, câmeras do comércio flagraram quatro mulheres furtando peças de roupas. Quando os seguranças abordaram as suspeitas, VANESSA e outras duas correram, deixando a menina para trás. A mãe disse à polícia ter imaginado que a criança havia ficado com a mulher detida por seguranças da loja (outras duas continuam foragidas). A criança foi levada para um abrigo e depois entregue para a avó materna.

Pelo segundo dia somente esta semana os bombeiros tiveram de ser chamados para apagar o fogo provocado por sem-teto durante a reintegração de posse de uma área particular. Dessa vez os atentados aconteceram em um terreno no bairro do LIMÃO, na zona norte, da capital paulista.
A área, na Rua CORONEL EUCLIDES MACHADO, próxima à MARGINAL TIETÊ, foi ocupada há seis meses. Na terça-feira, dia 9, um Oficial de Justiça avisou às famílias que haveria a reintegração hoje. A maioria dos moradores saiu antes da chegada da polícia, mas os que ficaram provocaram muita confusão.
Como grande parte dos barracos já estava vazia, inclusive sem as telhas e fiação elétrica, logo nas primeiras hora da manhã uma máquina começou a destruir as casas de madeira. Desesperados, os sem-teto que ainda tinham algum móvel ou eletrodoméstico tentavam transportar os objetos para os caminhões cedidos pela empresa dona do terreno.
Segundo a polícia, das 115 famílias que haviam ocupado a área, apenas 20 resistiram. Os PMs precisaram arrombar algumas portas para ter acesso aos barracos e certificar que todos tinham saído.
Antes das 8 horas, porém, o fogo começou e as chamas logo se alastraram. Treze carros do Corpo de Bombeiros foram chamados. Uma pessoa foi detida. "Um dos moradores, enquanto estava retirando os materiais, colocou fogo em um barraco e se alastrou", afirmou o TENENTE-CORONEL PM CARLOS HENRIQUE BARROS.
Instigados pela confusão, algumas pessoas tentaram fazer uma barricada na pista local da MARGINAL TIETÊ, mas logo foram contidos pelos policiais militares. Os motoristas, assustados, tentavam voltar de ré ou simplesmente viravam os veículos para seguir na contramão.

Um grupo ligado ao Movimento PRÓ-MORADIA do JARDIM UNIÃO invadiu hoje um prédio na Rua BOA VISTA, no Centro de SÃO PAULO, onde funcionam várias secretarias do governo estadual.
Funcionários trabalhavam no local quando os manifestantes entraram, segundo a Polícia Militar, mas não houve qualquer tipo de confronto. Com muitas crianças, eles permaneceram nos corredores. Um fogão e uma geladeira foi colocada na parte interna. Os sem-teto cobravam uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Habitação. Por volta das 11 horas uma comissão dos sem-teto foi recebido por diretores da pasta.
Eles cobram a entrega de moradias populares e o acompanhamento da lista de interessados em ter uma casa própria.

Os moradores da AVENIDA MASCOTE e da RUA PALESTINA, na VILA SANTA CATARINA, levaram um susto hoje de manhã que dificilmente vão demorar para esquecer. Um caminhão desgovernado destruiu tudo o que estava pela frente.
Pelo menos cinco carros foram atingidos pelo veículo que fazia entregas. Duas pessoas foram atropeladas. O caminhão, literalmente, passou por cima de uma banca de jornal e revistas e só parou em um poste de energia, que também foi derrubado.
O helicóptero ÁGUIA, da Polícia Militar, pousou no meio da via para socorrer uma das vítimas, um homem de 25 anos. Ele continuava internado no Hospital SANTA MARCELINA nesta noite. Testemunhas disseram que ele trabalhava como manobrista em um comércio perto do local do acidente.
A segunda pessoa atropelada foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o HOSPÍTAL SÃO LUIZ e também não corre risco de morte.
O motorista do caminhão disse à polícia que uma mangueira do freio se rompeu e, por isso, o veículo ficou totalmente descontrolado. Como a rua é uma descida, não tinha como parar. O impacto foi tão forte que o poste rachou ao meio e a fiação foi toda cortada. A região ficou sem luz.

O comediante Ary Toledo lembrou neste sábado (11) os 45 anos de casamento com Marly Marley, durante o velório da atriz e diretora teatral no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. A cerimônia começou às 9h, e o enterro ocorreu por volta de 17h20. Marly morreu na noite de sexta-feira (10), aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas.
"Em 1967, eu só a conhecia de nome, de fotos. Ela era vedete de teatro e foi fazer uma participação no meu programa na TV Bandeirantes. Foi amor à primeira vista. Dei em cima dela até ela se casar comigo", lembrou Toledo.
Segundo ele, a morte da mulher era previsível. "Ela vinha há seis meses lutando, lutando bravamente. Deus fez bem, ela estava sofrendo. A gente não lamenta a morte, mas sim a falta que ela nos deixa", afirmou o comediante em entrevista ao G1.
Amigo de Marly Marley, o cantor Ronnie Von também compareceu ao velório dela (Foto: Fábio Tito/G1)Amigo de Marly Marley, o cantor Ronnie Von também compareceu ao velório dela (Foto: Fábio Tito/G1)
O cantor e apresentador Ronnie Von, amigo do casal, também compareceu ao velório. "Somos amigos há 47 anos, apesar de nunca termos trabalhado juntos. Minha filha era muito amiga da Marly, me mantinha informado sobre como ela estava. De fato, foi o melhor para ela", disse o cantor.
O apresentador Raul Gil, que tinha Marly Marley como uma das juradas de seu programa de auditório, contou que fez o último contato com a colega de trabalho e amiga na sexta-feira, dia da morte dela. A atriz estava internada desde o dia 3 de dezembro do ano passado no Hospital São Camilo, na Zona Oeste da capital paulista.
"Estivemos no hospital, minha esposa rezou com ela", revelou o apresentador aos jornalistas na chegada ao cemitério, acompanhado da mulher, Carmen Sanchez Gil.
Outros amigos, como os cantores Jair Rodrigues, Luiz Ayrão e José Messias e o jornalista Leão Lobo, também compareceram ao Cemitério do Morumbi para o adeus à amiga.

O Estádio Nacional de CHITE, em SANTIAGO, estava lotado, com mais de 55 mil pessoas. Até mesmo a presidente MICHELLE BACHELET estava no local, nas tribunas de honra. O CHILE levou a campo aquela que é considerada, talvez, a geração mais talentosa da história do futebol do país, com VIDAL, SÂNCHEZ, BEAUSEJOUR, VALDIVIA, VARGAS... Ou seja, tudo jogava a favor para uma boa estreia na COPA AMÉRICA, que, para completar, está sendo disputada lá.
E isso aconteceu. O EQUADOR montou uma retranca e vendeu caro, mas não resistiu. Foi derrotado por 2 a 0, gols de VIDAL, de pênalti, e VARGAS, para delírio dos apaixonados chilenos.

A CHINA condenou hoje, seu poderoso ex-chefe de segurança nacional ZHOU YONGKANG à prisão perpétua pelos crimes de suborno, vazamento de segredos de estado e abuso de poder, no mais impactante caso de suborno na CHINA em 70 anos. O julgamento foi secreto. ZHOU, 72 anos, admitiu sua culpa e decidiu não apelar contra o veredicto, segundo a mídia estatal. Ele é o mais alto funcionário chinês imerso num escândalo de corrupção desde que o partido chegou ao poder em 1949.

Guerrilheiros das FARC explodiram uma torre de energia e deixaram 500 mil pessoas sem luz no Sul da COLÔMBIA. O atentado ocorreu ontem à noite, no departamento de CAQUETÁ, e interrompeu o envio de energia para 15 municípios da região. AS FARC, que mantinha uma negociação de paz em CUBA com o governo colombiano, rompeu a trégua após um bombardeio no qual morreram 27 rebeldes.

A polícia da CALIFÓRNIA, nos EUA, está sendo investigada por abuso da força ao prender uma pessoa com deficiência mental na cidade de SALINAS, em 5 de junho. A ação dos policiais, que golpearam o homem fortemente com cassetetes, foi gravada por um morador. As imagens mostram seis policiais jogando o suspeito no chão enquanto o agridem. O jovem golpeado foi identificado como JOSÉ VELASCO, 28 anos, que sofre de esquizofrenia. Ele estaria discutindo com sua mãe, que chamou a polícia para ajudá-la.

Três astronautas pousaram em segurança nas estepes do CAZAQUISTÃO, hoje, encerrando missão de 199 dias no espaço, após um inesperado "mês de bônus" a bordo da Estação Espacial Internacional. "Foi uma volta para casa perfeita para a tripulação da Expedição 43", disse um apresentador da NASA após o retorno da cápsula espacial SOYUZ TMA-15M, que tocou o solo em uma área gramada às 19:44 horas no horário local (10:44 horas no horário de BRASÍLIA), a 150 quilômetros de ZHEZKAZGAN, na região central do país. A cápsula, alvo de calor extremo no retorno à TERRA, pousou de cabeça para cima, o que permitiu às equipes de busca e recuperação acelerar a retirada dos tripulantes. O cosmonauta russo ANTON SHKAPLEROV, seguido por SAMANTHA CRISTOFORETTI, da Agência Espacial Européia, e o comandante da Expedição 43, TERRY VIRTS, da NASA, foram carregados e colocados em cadeiras poucos minutos após a aterrissagem para respirarem ar puro sob sol poente. Sorridente, VIRTS fez sinal de positivo enquanto recebia atendimento.

O ex-diretor do BANCO DO BRASIL, HENRIQUE PIZZOLATO, condenado no processo do mensalão, iniciou hoje uma greve de fome no presídio de MODENA, na ITÁLIA. A decisão ocorreu após a confirmação de sua extradição. A Justiça do país europeu informou ontem que o petista pode ser trazido ao BRASIL a partir de segunda-feira, dia 15.
Os juízes do Tribunal Administrativo Regional de LÁZIO não aceitaram o recurso da defesa do mensaleiro, dizendo não ter havido erro ministerial na autorização da extradição. O advogado ALESSANDRO SIVELLI já confirmou que vai recorrer ao Conselho de Estado, última instância da Justiça administrativa. Porém, segundo as regras italianas, o conselho pode até receber a contestação, mas não analisar o mérito, pois o órgão está abaixo do Tribunal Administrativo.
De qualquer maneira, o governo brasileiro já disse estar preparado para qualquer nova investida da defesa e vai recorrer novamente, se necessário. O BRASIL tem 20 dias, contados a partir de segunda-feira, para buscar o petista.
Conforme a imprensa italiana, a greve de fome começou já noite de quarta-feira e não hoje. PIZZOLATO já havia sinalizado que protestaria assim, com abstinência, caso não possa seguir na ITÁLIA, para onde fugiu com documentos falsos do irmão gêmeo morto em 1978. O mensaleiro acabou preso em MARANELLO, no norte do país, em fevereiro do ano passado. PÍZZOLATO foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, mas saiu do BRASIL antes que fosse expedido seu mandado de prisão.      

2 016     :     -    SÁBADO
Talvez a noite de ontem para hoje tenha sido a mais fria do ano. Mas levanto disposto a enfrentar o tempo para reviver a cidade de POÁ, onde nasci e que, depois da morte da minha mãe, em 2004, foi esquecida por mim. É que as saudades de meus parentes e a descaracterização completa daquele município pelo desenvolvimento galopante deixam-me num clima de sofrimento.
Convidado pela AVUMP (ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS UNIDOS MILITARES PAULISTAS) para o segundo almoço (o primeiro aconteceu em MOGI DAS CRUZES), justamente marcado para a sede do CLUBE ONZE PAULISTAS, na NOVA POÁ, darei esse passeio acompanhado da MARINEI CHALUB e seu filho LUCAS. O CABO WANDER CHALUB não pode ir conosco porque deverá elaborar o Boletim de Ocorrência do acidente automobilístico em que esteve recentemente envolvido.
Já na entrada para POÁ nota-se o desenvolvimento do local. Inúmeras lojas e agências bancárias mudaram totalmente o cenário bucólico na minha infância e os passeios de  bicicleta que por ali fazia, a fim de alcançar o outro município, ITAQUAQUECETUBA. E assim vamos adentrando a cidade poaense, passando por tantos lugares que, vagamente, posso lembrar. Muita coisa está mudada e NOVA POÁ também desenvolveu muito. As estradas barrentas de minha infância, quando, em companhia de meus pais, ia ao sítio de meu avô MANOEL DOS REIS VENTURA, não mais existem. O asfalto acabou com tudo que eu ainda guardo na memória.
NO CLUBE ONZE PAULISTAS, vamos encontrar o meu primo 2º SARGENTO PM RENATO VENTURA, sua esposa CIDA e o filho FERNANDO. Vamos encontrar o RAMIRO, CASSOLA, RENAN, CHIQUINHO e muitos sargentos reformados que se uniram e fundaram essa Associação.
Numa confraternização digna de elogios, muito bem organizada, vamos participar desse segundo almoço. Lembramos da perda do SARGENTO PM MARTINHO MONTEIRO, nosso companheiro do pelotão de recrutas de junho de 1958. Ele esteve conosco no primeiro almoço. Faleceu recentemente.
Devo a MARINEI e ao LUCAS esse maravilhoso passeio. Por volta das 15 horas vamos nos despedir dos velhos companheiros, regressando a GUARULHOS. As lembranças de POÁ antigo estão esmaecidas pelo tempo, que tudo cura. Procuro entender a dinâmica da vida e compreender que o passado deve ser lembrado, mas não da maneira sofrida como vinha acontecendo até então. 
Despeço-me da MARINEI e do LUCAS e procuro descansar nesta tarde. Meu neto, PAULO CÉSAR, não traz o computador que ainda está sendo consertado e as dificuldades com relação às minhas memórias continuam.
Pelo celular, no Grupo VETERANOS UNIDOS, vejo as imagens do segundo almoço da AVUMP.

O neurocirurgião BERNARDO ASSUMPÇÃO DE MÔNACO, alvo de uma sindicância do CREMESP (Conselho Regional de Medicina), que vai apurar a sua conduta ética diante da situação apontada pela reportagem do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, disse, hoje, ser uma vítima da máfia de venda de consultas revelado na última quarta-feira pelo DIÁRIO.
O profissional destaca que, por ser um profissional acessível, foi alvo do funcionário mal intencionado. “Eu sou uma pessoa de fácil acesso, tão querida que, provavelmente, ele (o auxiliar de manutenção DORIVALDO TEIXEIRA SANTOS) enxergou a possibilidade de me colocar no meio disso tudo, sem eu jamais imaginar”, desabafou. Ele garante desconhecer qualquer esquema de venda de vagas no complexo.
“Poderia ter sido provavelmente qualquer médico que atende no ambulatório no Hospital das Clínicas. Qualquer médico poderia ter caído nisso”, disse BERNARDO, ao citar a existência de uma quarta via de acesso ao hospital por meio de encaixes de pacientes que não são agendadas previamente.
Com a investigação da comissão interna do Hospital das Clínicas aberta, oficialmente, na sexta-feira, dia 10 de junho, BERNARDO espera que a “via acessória de acesso” chegue ao fim. “Eu espero que a linha de encaminhamento do SUS funcione plenamente”. Eu gosto do SUS, acho que a estrutura é fantástica”, destacou.
O especialista disse ainda que por ser responsável pelo ambulatório de triagem e grupo de dor do centro médico, constantemente é procurado por pacientes em busca de tratamento. “Eu não falo para furar a fila. Eu falo para pegar o encaminhamento para o meu laboratório de espasticidade”, disse o médico, que recebeu o apoio do secretário estadual de Saúde, DAVID UIP. “Eu imagino que ele, por ser um médico do Hospital das Clínicas, se sentiu na minha pele atendendo um paciente enviado por funcionário e deve ter imaginado que talvez pudesse ser ele”, analisou.

CHRISTINA GRIMMIE, conhecida por ter participado no programa “THE VOICE”, da televisão americana, foi morta a tiros nesta madrugada após um show em ORLANDO, nos ESTADOS UNIDOS. A cantora, de 22 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a imprensa internacional, o fato aconteceu por volta das 23:30 horas (horário de BRASÍLIA), de sexta-feira, no teatro THE PLAZA LIVE, na cidade de ORLANDO.
Em entrevista coletiva, a polícia de ORLANDO contou detalhes sobre o homem que atirou em CHRISTINA GRIMMIE. Segundo os investigadores, o homem que fez os disparos não era de ORLANDO, tinha 27 anos e estava armado com dois revólveres e uma faca de caça. Mais outras duas pessoas foram atingidas por seus disparos, mas sobreviveram. O nome do atirador, que se matou em seguida, ainda não foi revelado. Cerca de 100 pessoas assistiram a apresentação, mas poucas restavam no local no momento do crime. Na competição, a jovem era do time de ADAM LEVINE. O artista publicou uma mensagem depois do ocorrido. “Isso não é justo. Estou triste, chocado e confuso”.

Agentes da Polícia Civil fizeram hoje pela manhã perícia no ônibus da empresa UNIÃO DO LITORAL, envolvido no acidente que deixou 18 pessoas mortas na noite de quarta-feira, dia 8 de junho, na rodovia MOGI-BERTIOGA, no litoral de SÃO PAULO. O trabalho foi feito em um posto da Polícia Rodoviária, próximo ao entroncamento com a rodovia RIO-SANTOS.
O tacógrafo – aparelho usado para monitorar a velocidade do veículo – foi recolhido pelos peritos. Até o início da noite, representantes da Secretaria de Segurança Pública ainda não haviam se manifestado sobre o trabalho da perícia nem sobre resultados preliminares.
Durante o trabalho de análise, a equipe, que saiu do GUARUJÁ, disse ser possível confirmar que o veículo tombou antes de capotar na via e se chocar contra um barranco. Eles se basearam em marcas que ficaram na lateral do ônibus, que era fretado e levava universitários de MOGI DAS CRUZES para cidades do litoral, onde moravam.
Peças como a barra de direção e o sistema de freios, serão trazidas para a capital nos próximos dias para a conclusão do trabalho dos peritos, que tentam descobrir o que exatamente causou a perda do controle do veículo por parte do motorista ANTÔNIO CARLOS DA SILVA, 37 anos, um do mortos no acidente.
A Polícia Civil de BERTIOGA deve voltar a ouvir sobreviventes e testemunhas da tragédia a partir de segunda-feira.
Nesta madrugada, um acidente com um ônibus resultou em três passageiros mortos e pelo menos 20 feridos. O veículo tombou por volta das 5:30 horas no KM 30 da rodovia PR-445, no trecho entre TAMARANA e LONDRINA, no oeste do PARANÁ.
Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. O ônibus perdeu o controle na chamada CURVA DO PAREDÃO, tombou e se arrastou pelo asfalto. O veículo, da empresa BRASIL SUL, levava 44 passageiros e fazia a linha entre FLORINÓPOLIS e PRESIDENTE PRUDENTE, no interior de SÃO PAULO. A polícia vai apurar as causas do acidente.

Poderia ser só uma derrota. Ela já deixaria o torcedor do SÃO PAULO chateado e até revoltado pela quantidade de gols que o time perdeu nesta noite, contra o ATLÉTICO PARANAENSE. O castigo foi dado no placar. O TRICOLOR perdeu por 2 a 1, de virada, no MORUMBI. Mas a tragédia maior veio antes do jogo, quando a principal esperança de gols, o argentino CALLERI, deixou o estádio em prantos.
O atacante recebeu a triste notícia da morte de seu melhor amigo assim que chegou com a delegação ao estádio. Desabou, acabou liberado pelo técnico EDGARDO BAUZA e foi embora.
Outro drama, bem menor, estaria por vir para o torcedor. O SÃO PAULO fez quase tudo certo pra conseguir vencer o FURACÃO sob um frio de 5 graus. Saiu na frente no marcador, mandou três bolas na trave, criou outras diversas chances perdidas pelos atacantes.
Em um dia marcado por homenagens no BEIRA-RIO pra FERNANDÃO, morto há dois anos em acidente de helicóptero, o INTERNACIONAL venceu o AMÉRICA MINEIRO por 3 a 1 e assumiu a liderança do BRASILEIRÃO. Quem também se deu bem foi a PONTE PRETA, que bateu a CHAPECOENSE, com um gol no fim, por 2 a 1.

Os quatro policiais militares envolvidos na ocorrência que resultou na morte do garoto ÍTALO FERREIRA DE JESUS, de 10 anos, prestaram depoimento por mais de 11 horas à Polícia Civil, na sexta-feira e mudaram a versão sobre o momento em que um deles disparou contra a criança, que pilotava um carro roubado por ele e um amigo de 11 anos no dia 3, na região do MORUMBI, na zona oeste da capital. De acordo com o advogado dos agentes, o tiro foi dado por um dos PMs quando o veículo conduzido pela vítima ainda estava em movimento – até então, eles sustentavam ter atirado ao se aproximar do automóvel, reagindo a um disparo de ÍTALO. “Quando vocês percebem ali que o carro bate na traseira de um caminhão e a motocicleta cai, o tiro é antecedente à queda da motocicleta”, disse o advogado MARCOS MANTEIGA, ao SPTV. “Quando o policial da moto cai, ele já fica de pé, que ele está fazendo ainda a abordagem. Porque ele não sabe ainda se iria ter outra agressão ou não. Não há disparo de fogo naquele momento”, completou o defensor. Durante o depoimento ao DHPP, que investiga o caso, os quatro policiais voltaram a dizer que agiram em legítima defesa. A investigação quer descobrir se houve execução.

O governo do presidente interino MICHEL TEMER vai dar um prazo para a presidente afastada, DILMA, devolver cerca de 20 dos assessores que pediu ao ser suspensa do mandato. A petista será notificada pelo Gabinete de Segurança institucional sobre a decisão da Casa Civil, que emitiu um parecer restringindo as prerrogativas da petista. E caso não exonere alguns de seus auxiliares “num prazo razoável”, a Casa Civil irá demitir assessores de DILMA para reaver esses cargos. O governo do peemedebista ficou incomodado com o fato de DILMA ter montado uma equipe com cerca de 35 auxiliares e limitou esse número em 15. Um exemplo citado por um técnico da Casa Civil é que no gabinete da Presidência só havia um cargo de Natureza Especial (o topo da hierarquia do funcionalismo) e este foi levado por DILMA. Essas funções estariam fazendo falta na atual gestão.
Apesar da irritação com os privilégios de DILMA, por enquanto, está mantida a estrutura de funcionários no Palácio da Alvorada, com cerca de 120 servidores.


O governo interino de Michel Temer não autorizou o pagamento da diária da presidente eleita Dilma Rousseff no hotel Renaissance, onde ela ficou hospedada em São Paulo. A equipe da presidente foi informada de que o valor não seria saldado.
A hospedagem de assessores, no entanto, foi paga. Eles ficaram em outro hotel.
A informação é da jornalista Mônica Bergamo
Temer já tomou outras medidas contra Dilma, como limitar o uso de aviões da FAB e reduzir recursos para a alimentação do Palácio da Alvorada.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para remeter ao juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, as investigações relativas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula e ao ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Em acordo de delação premiada, #Delcídio acusou Lula de tentar evitar que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró colaborasse com a Operação Lava Jato
No início de maio, #Lula foi denunciado por obstruir as investigações da Lava Jato. A acusação formal, feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), foi incluída na denúncia contra Delcídio do Amaral. Como Delcídio era senador na época, só podia ser investigado pelo Supremo. Com a cassação do mandato dele, a PGR entendeu que o caso deveria ir para a primeira instância. Ainda cabe ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, decidir.
O envio da documentação ao juiz Sérgio Moro coloca Luís Inácio Lula da Silva em condição de ter seu pedido de prisão expedido a qualquer momento. A atitude de Janot irritou Lula.
Aos berros durante manifestação do PT na Avenida Paulista, nesta sexta-feira (11), Lula tomou o microfone para convocar mais uma vez a militância contra o governo Temer e alertou: “Ninguém me prende! Vocês estão comigo. Eu sou o Brasil.”
Este é o primeiro pedido da Procuradoria para que uma investigação contra o ex-presidente passe para as mãos de Moro. As outras investigações da Lava Jato contra Lula, que envolvem  o sítio de Atibaia, o triplex em Guarujá e o pedido pra que ele seja incluído no maior inquérito da operação, seguem no Supremo. Em todos os casos, se houver novos pedidos de Janot, caberá ao ministro Teori Zavascki decidir.
A assessoria de imprensa do Instituto Lula informou que ele esclareceu ao Ministério Público que “são falsas as afirmações do réu confesso Delcídio Amaral”.  Segundo a assessoria, Lula também “já respondeu a essa falta denúncia, perante o Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de maio”. O texto diz, ainda, que o ex-presidente “sempre agiu dentro da lei”.






Nenhum comentário: