terça-feira, 14 de junho de 2016

12 DE JUNHO DE 2016 - DOMINGO

D I 
A    D O Z E     D E      J U N H O      D E      2 016       -       D  O  M  I  N  G  O.  
79 anos, cinco meses e 16 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 339º DO ANO 66º - MÊS 12º
58 anos e 9 dias na PMESP.
57 anos e 123 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 728 dias – 495 556 horas.
52 anos e 280 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 93 dias no Posto de Coronel – 339 meses e 1 dia.
4 anos e 339 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 379 dias CORONEL - 24 anos e 181 dias na reserva.
10 935-262 280                         10 379-248 924                              10 641-248 556.

DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL
DIA DOS NAMORADOS
DIA DO BEAGLE NA FRANÇA
DIA DA INDEPENDÊNCIA NA RÚSSIA
DIA DA INDEPENDÊNCIA NAS FILIPINAS
DIA DO ENXADRISTA EM SÃO PAULO

DIA DE SANTA ALICE: - É chamada também de ADELAIDE, ALEIDA ou ALIDA. Nasceu em BRUXELAS, na BÉLGICA. Viveu no século XIII. Ainda jovem, quando era monja, foi isolada da comunidade por ter contraído lepra. Foi segregada e rigorosamente isolada do convívio da comunidade. Viveu o resto de sua vida enclausurada num sótão. Sofreu a dilaceração de sua alma pela provação divina. Morreu em 1250.
DIA DE SANTO ONOFRE. Viveu durante 60 anos solitário, no deserto da TEBAIDA, e só pouco antes de morrer foi encontrado pelo monge PAFNÚCIO, ao qual narrou sua vida.
Embora no BRASIL o DIA DOS NAMORADOS seja comemorado em 12 de junho, na maior parte do mundo (incluindo EUA, FRANÇA e INGLATERRA) a festividade ocorre em 14 de fevereiro, DIA DE SÃO VALENTIM. As origens do DIA DOS NAMORADOS estão ligadas a este santo – cujos cartões de lembrança começam a ser distribuídos no século XIX – mas remontam à Antigüidade. Na ROMA Antiga, os lobos vagavam muito próximos das casas (a própria origem da cidade, com REMO e RÔMULO, registra esse fato) e, por isso, determinou-se um DEUS para preservar “a harmonia e a distância entre as espécies”. A festa de LUPERCUS ocorria em 15 de fevereiro, como um festival, em que era costume se definir os namoros das jovens romanas. Elas punham seus nomes, escritos em pedaços de papel, dentro de frascos. Estes eram misturados e cada um dos jovens romanos escolhia aquela com quem ficaria naquele ano. Com a cristianização progressiva dos costumes, surgiu a idéia de se unir os sentimentos românticos a um santo católico. Em 496, o PAPA GELÁSIO reservou o 14 de fevereiro ao culto de VALENTIM, um padre cristão que teria morrido em 270, no tempo do imperador CLÁUDIO. Contam os historiadores que CLÁUDIO enfrentava problemas com a falta de soldados disponíveis para a guerra e a manutenção do Império. Seus conselheiros avaliavam que a falta de empenho no alistamento ocorria porque muitos jovens não se dispunham a abandonar os prazeres do Império e, sobretudo, suas famílias e mulheres. A solução encontrada pelo imperador foi proibir os casamentos dos jovens. O padre VALENTIM, porém, se revoltou contra essa ordem e, ajudado por SÃO MÁRIO, começou a casar muitas pessoas em segredo. Quando foi descoberto, acabou preso, torturado e decapitado, a 14 de fevereiro.
E de onde surgiu o CUPIDO, aquele menino com arco e flecha sempre relacionado ao amor e ao namoro? Trata-se de um empréstimo das mitologias grega e romana. Na GRÉCIA, o menino alado com flechas que faziam as pessoas se apaixonarem era conhecido como EROS, o filho mais novo da deusa do amor, AFRODITE. Com o domínio romano e a mudança dos nomes de todos os deuses desse panteão, logo o filho de VÊNUS recebeu o nome de CUPIDO. Mas a lenda do CUPIDO, pelo menos a princípio, não tem nada de romântica. Conta-se que AFRODITE tinha inveja da beleza de uma mortal chamada PSIQUE e pediu a seu filho que a castigasse. No entanto, CUPIDO (já nem tão menino assim) ao vê-la se apaixonou e resolveu transformá-la em esposa. Tudo ia bem, até que PSIQUE cometeu uma “heresia”: para que ficassem juntos, ela nunca poderia olhar no rosto de EROS (CUPIDO). Mas não resistiu à tentação e armou um plano para vê-lo. Quando isso ocorreu, o amador automaticamente a abandonou e o lugar em que moravam desapareceu. Insatisfeita, ela saiu à procura de seu amor e foi ao templo de VÊNUS. A deusa deu-lhe quatro tarefas para que pudesse pagar pelo pecado cometido. A última prova consistia em ir ao reino dos mortos (governado por HADES), com uma caixinha nas mãos, para poder roubar um pouco da beleza da mulher daquele deus. PSIQUE teve sucesso na missão, mas, no caminho de volta, abriu a caixa e encontrou, no lugar da beleza, um sono letal. Tudo teria terminado em uma tragédia, se CUPIDO não a tivesse encontrado logo em seguida. Apaixonado e surpreso com as provas de amor, o deus retirou o sono da amada e o colocou de volta na caixa. Os demais deuses, tocados pelo mesmo amor, transformaram PSIQUE em deusa, para que pudesse viver para sempre ao lado de quem amava.

A 12 de junho de 1931, dois tenentes da Aviação Militar – NÉLSON FREIRE LAVENÉRE-WANDERLEY e CASYMIRO MONTENEGRO FILHO – pilotando um CURTISS FLEDGLING – saíram do Rio de Janeiro e chegaram a São Paulo, conduzindo uma mala postal (com duas cartas). Nascia assim o CORREIO AÉREO MILITAR – CAM – atualmente denominado CORREIO AÉREO NACIONAL – CAN.

1200 a. falece o PAPA LEÃO III em 12 de junho de 816. Nasceu em 750.
236 a. nasce JOSÉ XAVIER MOUZINHO DA SILVEIRA, político português, em 12 de junho de 1780. Falece em 1849.
227 a. da abertura da DEVASSA em MINAS GERAIS, em 12 de junho de 1789. Foi unificada com a do RIO DE JANEIRO em 14 de julho, coincidentemente dia da queda da BASTILHA, em PARIS. Nomeada pela rainha D. MARIA I, através de CARTA RÉGIA, datada de 17 de julho de 1789, a Comissão Especial de Alçada embarcou em LISBOA para o BRASIL em 17 de outubro. Após três anos do início da DEVASSA, em 17 de abril de 1792, e encerrado o exame do processo pela Comissão Especial de Alçada, os inconfidentes foram retirados das prisões e encaminhados à sala do Oratório da Cadeia Pública para conhecimento do Acórdão. Às 8 horas da manhã do dia 18 de abril, e com término somente às duas horas da manhã do dia seguinte, teve início à leitura do acórdão que sentenciava os envolvidos na inconfidência. Durante o processo de investigação, TIRADENTES foi ouvido quatro vezes e, inclusive, confrontado com seus companheiros de luta. A princípio negou seu envolvimento, mas diante dos outros denunciados, assumiu a responsabilidade do levante, livrando os demais conspiradores da pena capital. 
192 a. EL SALVADOR promulga a primeira Constituição da AMÉRICA CENTRAL, em 12 de junho de 1824.
179 a. nasce ANTÔNIO PINHEIRO DE ULHOA CINTRA, BARÃO DE JAGUARA, em 12 de junho de 1837, em SÃO PAULO. Falece em 14 de agosto de 1895, também em SÃO PAULO. Formado em Medicina pela Faculdade do RIO DE JANEIRO, na turma de 1833. Doutor em Medicina. Médico em MOJI-MIRIM. Deputado Provincial em SÃO PAULO (1870/71; 1872/73; 1874/75; 1876/77 e 1878/79). Deputado geral por SÃO PAULO (1881/84). Presidente da Província de SÃO PAULO, em 1889. Foi agraciado pelo Imperador D. PEDRO II com o título de BARÃO DE JAGUARA, em 1888. Durante seu governo, combateu, como médico, uma epidemia de febre amarela que assolou o Estado de SÃO PAULO.  
167 a. nasce DOM JERÔNIMO TOMÉ DA SILVA, bispo brasileiro, em 12 de junho de 1849.
166 a. nasce ROBERTO IVENS, explorador português, em 12 de junho de 1850. Falece em 1898.
148 a. nasce o historiador AFFONSO DE FREITAS em SÃO PAULO, no bairro da LIBERDADE, em 12 de junho de 1868. Aos 16 anos, começou a colaborar em jornais paulistas, como REDENÇÃO, GAZETA DO POVO, DIÁRIO POPULAR, COMÉRCIO DE SÃO PAULO e CORREIO PAULISTANO. Ingressou no funcionalismo público em 1894, onde foi escriturário e chefe da seção de expediente da repartição do Departamento de Águas e Esgotos de SÃO PAULO. AFFONSO DE FREITAS destacou-se no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO, que chegou a presidir. Sua pesquisa mais importante foi publicada em 1918: o historiador comprovou a descoberta dos restos mortais de PADRE FEIJÓ no CONVENTO DE SÃO FRANCISCO. Estudou documentos sobre os limites entre os Estados de SÃO PAULO e MINAS GERAIS. Dedicou-se também a alguns estudos lingüísticos de tribos indígenas. Morreu em SÃO PAULO no dia 29 de abril de 1930.
144 a. inauguração da primeira ferrovia no JAPÃO, em 12 de junho de 1872.
141 a. RAFAEL BORDALO PINHEIRO cria a caricatura do povo português, o ZÉ POVINHO, em 12 de junho de 1875.
133 a. relações de paz entre CHILE e ESPANHA são restabelecidas em 12 de junho de 1883.
119 a. nasce ANTHONY EDEN, político britânico, em 12 de junho de 1897. Falece em 1977.
118 a. GENERAL EMÍLIO AGUINALDO proclama a independência das FILIPINAS, em 12 de junho de 1898.
115 a. físico francês HENRI BECQUEREL faz uma demonstração sobre radioatividade na Academia de Ciências de PARIS, em 12 de junho de 1901. BECQUEREL verificou que a radiação era provocada pela instabilidade dos núcleos de certos átomos. Os raios liberados neste processo são o alfa, o beta e o gama.
113 a. sobe ao trono da SÉRVIA PEDRO I, da família dos KARAJORGEVICH, após o assassinato dos reis deste país, em 12 de junho de 1903.
112 a. da entrega pela prefeitura à irmandade do ROSÁRIO o projeto da nova capela que deveria ser erigida no LARGO DO PAYSANDU. Era uma construção muito elegante, tirando o melhor partido possível do pequeno espaço a que o acordo assinado com a irmandade daria direito. O estilo escolhido era o romântico, ao qual se filiavam as linhas gerais da construção; algumas partes da mesma pertenciam ao estilo gótico. A nova capela ficaria colocada de forma que o pórtico de entrada olhasse para o cruzamento das Ruas SÃO JOÃO e CONSELHEIRO CRISPINIANO.
111 a. em que a FRANÇA apoiava o presidente dos ESTADOS UNIDOS desde o começo das negociações para a paz entre a RÚSSIA e o JAPÃO, insistindo fortemente junto do governo de PETERSBURGO para aceitar as propostas americanas. Os jornais austríacos louvavam a iniciativa de ROOSEVELT. O rei EDUARDO VII telegrafava ao presidente ROOSEVELT felicitando-o pelo êxito que obteve intervindo para as negociações de paz, junto aos governos do JAPÃO e da RÚSSIA. No PORTO, em PORTUGAL, era organizado o programa do centenário da morte do escritor BOCCAGE. Seria colocada uma lápide na casa em que o grande poeta morreu. Em 12 de junho de 1904. 
110 a. os reis da NORUEGA, HAAKON VII e sua esposa, a princesa MAUD, são coroados na catedral NIDAROS DE TRONDHEIM, em 12 de junho de 1906.
106 a. em BERLIM deu-se no dia 12 de junho de 1910 a reunião de quatro mil pessoas que protestaram contra a recente encíclica do PAPA PIO X intitulada “CARLOS BORROMEU” contra os protestantes alemães. Foi aprovada uma resolução declarando que os ataques do PAPA na mesma encíclica não foram provocados pelos protestantes alemães, que causaram profundo desgosto e viva indignação.
105 a. (RIO) Com enorme concorrência foi jogado ontem (11 de junho de 1911) à tarde o match interestadual entre o BOTAFOGO FUTEBOL CLUB, desta capital, e a A.A. DAS PALMEIRAS, campeão paulista. Venceu o PALMEIRAS por quatro gols a dois, sendo dois conquistados por EURICO MENDES e um por OCTÁVIO EGYDIO. O time do PALMEIRAS foi muito aclamado pela grande assistência. (publicado no O ESTADO de 12 de junho de 1911).
104 a. falece FRÉDÉRIC PASSY, no dia 12 de junho de 1912. Foi o vencedor do Prêmio NOBEL DA PAZ em 1901. Nasceu em 1822.
102 a. nasce o ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 32, JOÃO BATISTA DE CASTRO, em 12 de junho de 1914. Pertenceu ao BATALHÃO DE QUITAÚNA. Morre no dia 16 de fevereiro de 2004.
101 a. nascimento de DAVID ROCKEFELLER, banqueiro norte-americano, em 12 de junho de 1915.
100 a. nasce a CORONEL Fem PM Ref HILDA MACEDO no dia 12 de junho de 1916. Foi a primeira mulher brasileira a ostentar o uniforme de uma corporação policial e galgar o alto posto de CORONEL. Em 1954, quando se comemorava o IV Centenário da cidade de SÃO PAULO, entre as muitas atividades cívicas, constou do programa a realização do I CONGRESSO DE MEDICINA LEGAL E CRIMINOLOGIA o qual aprovou, por unanimidade, a tese defendida pela Doutora HILDA MACEDO propondo a criação de uma Polícia Feminina. Era governador do Estado o Dr JÂNIO DA SILVA QUADROS que, entusiasmado com a proposta encarregou o saudoso Dr WÁLTER FARIA PEREIRA DE QUEIROZ, então Diretor da Escola de Polícia (hoje Academia de Polícia Civil) para estudar e apresentar projeto destinado a criação de uma Polícia Feminina o que resultou no Decreto número 25.248, de 12 de maio de 1955 criando o Corpo Especial de Policiamento Feminino anexo à extinta Guarda Civil de SÃO PAULO. Para estruturar o recém criado Corpo Especial de Policiamento Feminino com efetivo inicial de 50 componentes, foi designada a mesma advogada e professora HILDA MACEDO, defensora da tese e sua primeira Diretora. Em dezembro de 1955 o efetivo da nova milícia foi elevado para 100 mulheres e, através da lei número 5.235, de 15 de janeiro de 1959, foi criado cargos de Comandante, Subcomandante, três assistentes e 5 chefes de Grupos. A mesma Lei desligou-a da Guarda Civil e subordinou-a diretamente ao Gabinete do Secretário da Segurança Pública. HILDA MACEDO foi mantida no cargo e teve sua primeira Subcomandante, a professora EURÍDICE DA SILVA COSTA, falecida em 1997. O prestígio e a eficiência do Corpo Especial de Policiamento Feminino cresceu em progressão geométrica até que, em 1968, quando era acelerado o processo de unificação das Corporações uniformizadas, o CEPFem reintegrou-se à Guarda Civil e ai permaneceu até abril de 1970 quando ocorreu a unificação da Guarda Civil e Força Pública, originando na atual Polícia Militar. O então CEPFem foi enquadrado à Corporação com postos e graduações e ainda sob o comando de HILDA MACEDO agora TENENTE-CORONEL e promovida depois a CORONEL.
A CORONEL Doutora e Professora HILDA MACEDO morreu no dia 16 de setembro de 2005, seu corpo foi velado na CRUZ AZUL de SÃO PAULO onde mais de uma centena de policiais-militares, ativos e inativos, oficiais e praças, homens e mulheres, representantes da Polícia Civil e da Guarda Metropolitana, compareceram para prestar a última homenagem àquela mulher que tanto fez em benefício da coletividade paulistana e do BRASIL, que soube defender e honrar a missão que abraçou com dedicação, criatividade, bom senso e, acima de tudo, com muito amor. No velório a CORONEL Fem PM EDMAR fez a primeira oração evangélica; a CAPITÃO Fem PM ROSA DE CÁSSIA SUZUKI leu, comovida, o texto fúnebre escrito pelo TENENTE CORONEL PM LUÍS EDUARDO PESCE DE ARRUDA, Comandante do 2º BPMM, o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO pronunciou palavras de elogio enaltecendo os feitos da CORONEL HILDA MACEDO e o TENENTE-CORONEL PM Padre JOÃO VILLANO, ex-Capelão da PM fez as orações bíblicas próprias para o momento. O cortejo fúnebre seguiu para o Cemitério da VILA MARIANA onde o CORONEL Capelão do Exército Brasileiro falou dos feitos da CORONEL HILDA, fez as orações de despedida e a encomendação da alma da falecida. Antes do caixão baixar à sepultura as  policiais femininas do serviço ativo e inativas entoaram o hino da polícia feminina. Em seguida, o CORONEL HERMES CRUZ, em voz de Comando, determinou sentido e ombro arma. O corneteiro oficial da AORRPM entoou SILÊNCIO e todos os militares presentes permaneceram em continência e os civis em profundo silêncio.   
99 a. rei CONSTANTINO I da GRÉCIA abdica em nome de seu filho, ALEXANDRE, por pressões exercidas pela FRANÇA em nome dos aliados, em 12 de junho de 1917.
97 a. nasce RUI MOREIRA LIMA na cidade de Colinas em 12 de junho de 1919. Ingressou nas Forças Armadas em 31 de março de 1939. Foi piloto de combate no 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o combate, executou 94 missões.  Posteriormente, foi comandante da Base Aérea de Santa Cruz.
É o autor do livro Senta a Pua!, no qual conta as memórias dos combates no teatro de operações na Itália. Posteriormente, o livro ganhou uma versão em documentário, com o mesmo nome.
Falece em 13 ago 2013 (terça-feira) no Rio de Janeiro um dos últimos pilotos de caça que participou das operações aéreas brasileiras na Itália combatendo o nazismo na Segunda Guerra Mundial, Brigadeiro Rui Moreira Lima, aos 94 anos e 2 meses.
Recentemente havia recebido da Assembléia Legislativa de sua terra natal, o Maranhão, a Medalha Manuel Beckman, o patriota que antes de Tiradentes já dera a vida lutando pelo ideal da Independência.
A ANVFEB – Associação Nacional dos Veteranos da FEB enlutada envia aos seus Familiares, Irmãos de Armas e Amigos sentidas condolências pela perda do grande brasileiro, Conselheiro-Nato da Casa da FEB, e os votos de que a alma deste bravo Soldado siga a corrente da Vida Eterna.
Israel Blajberg
Diretor de Imprensa e Divulgação
Casa da FEB – RIO
NOTA OFICIAL – COMANDO DA AERONAUTICA
O Comando da Aeronáutica lamenta informar o falecimento do Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima, ocorrido na manhã de 13 de agosto na cidade do Rio de Janeiro. O herói de guerra morreu às 3h30 no Hospital Central da Aeronáutica, onde estava internado havia dois meses. 
O velório foi realizado a partir das 11h30 no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), na Praça Marechal Âncora, 15-A, no Centro do Rio de Janeiro. O sepultamento aconteceu as 16 horas no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.
Brasília, 13 de Agosto de 2013.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
95 a. fundação do FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE em 12 de junho de 1921.
92 a. nasce o ex- Presidente  dos EUA, GEORGE BUSH, em 12 de junho de 1924. È pai de GEORGE W. BUSH, que também foi presidente dos EUA.
90 a. BRASIL abandona a Sociedade das Nações, em 12 de junho de 1926, em protesto contra planos de admissão alemã.
87 a. nasce ANNE FRANK em 12 de junho de 1929, em FRANKFURT ON MAIN, na ALEMANHA, vivendo nessa cidade até 1930. Nessa data, iniciou-se o governo nazista de HITLER e a família FRANK, formada pelo pai, OTTO, a mãe, EDITH, a filha mais velha, MARGOT, e ANNE, mudou-se para AQUISGRAN, ainda na ALEMANHA, até 1934, quando decidiram mudar-se para AMSTERDÃ, na HOLANDA, onde havia mais tolerância para com os judeus. Mas logo a ALEMANHA ocupou a HOLANDA. No dia 6 de julho de 1942, a família foi morar num esconderijo, os fundos de um escritório com armazém que era chamado de “a casa de trás”. Outras famílias vieram moram com eles: os VAN PELS (que ANNE cita em seu diário como VAN DAN), formada por HERMANN, AUGUSTE e o filho, PETER. Em novembro veio o dentista judeu FRITZ PFEFFER, dividindo o quarto com ANNE. Durante o dia, os refugiados não podiam fazer nenhum barulho para que os empregados do armazém não percebessem sua presença no sótão dos fundos. Comiam batatas, sopa de legumes e, raramente, carne, dependendo do que MIEP GIES e BEP VOSKUIJL conseguiam, usando seus cartões de alimentação. Em 9 de abril de 1944, ANNE escreveu: “Algum dia essa guerra terrível vai terminar e em alguns dias tornaremos a ser pessoas e não só judeus”. ANNE não chegou a realizar o sonho da liberdade. Em 4 de agosto de 1944, os refugiados foram denunciados e presos, sendo deportados para o campo de extermínio de AUSCHWITZ em outubro. No fim desse mês, ANNE e sua irmã foram enviadas para o campo de concentração BERGEN-BELSEN, onde ANNE e MARGOT morreram de fome. OTTO sobreviveu a AUSCHWITZ e regressou a AMSTERDÃ em 1945. Em 1947, publicou a primeira edição do diário de sua irmã, ANNE FRANK.
Seu diário revela um cotidiano de medo: “Depois de maio de 1940, acabaram-se definitivamente os bons tempos: primeiro, a guerra, logo a capitulação, a invasão alemã, e assim começaram as desgraças para nós, os judeus. Privaram-nos de muitas liberdades. Os judeus devem usar a estrela de DAVID no peito; devem entregar suas bicicletas; não podem viajar; não podem entrar na casa dos cristãos...~” Essa citação data de 20 de junho de 1942, quando ANNE tinha 13 anos. A sensibilidade com que foi escrito o diário tornou ANNE conhecida no mundo todo.
86 a. nasce INNES IRELAND, piloto escocês de F 1, em 12 de junho de 1930. Falece em 1993. Na mesma data nascem também: DONALD BYRNE, enxadrista norte-americano (falece em 1976) e ANTÔNIO LOPES DOS SANTOS, treinador do futebol brasileiro.
85 a. do CORREIO AÉREO NACIONAL - CAN. No dia 12 de junho de 1931, dois Tenentes da AVIAÇÃO MILITAR, NELSON FREIRE LAVENERE-WANDERLEY e CASEMYRO MONTENEGRO FILHO, saíram do RIO DE JANEIRO e chegaram a SÃO PAULO, conduzindo uma mala postal. Nascia, assim, o CORREIO AÉREO MILITAR. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, houve a fusão do CORREIO ÁEREO MILITAR e do CORREIO AÉREO NAVAL, surgindo daí o CORREIO AÉREO NACIONAL – CAN, que permaneceu com a missão de assegurar a presença do Governo Federal nos mais diversos rincões do BRASIL. É um dever de justiça ressaltar a participação do MARECHAL DO AR EDUARDO GOMES, em todas as fases do CAN, como iniciador, inspirador e impulsionador da magnífica obra, tendo sido proclamado pelo Congresso Nacional, pela Lei n º 5 866, de 12 de dezembro de 1972 – PATRONO DO CORREIO AÉREO NACIONAL.
85 a. do assassinato da menina catarinense ALBERTINA BERKENBROCK, morta aos 12 anos, ao resistir a uma tentativa de estupro, no dia 12 de junho de 1931. Em 12 de fevereiro de 2001, com a presença do frei franciscano PAOLO LOMBARDO, de ROMA, os restos mortais de ALBERTINA foram exumados. Há um processo de beatificação da menina baseado no martírio de enfrentar a morte por amor a Deus, à fé.
83 a. ESTADOS UNIDOS adotam as primeiras medidas antiprotecionistas, em 12 de junho de 1933.
82 a. adoção de uma nova Constituição em CUBA, no dia 12 de junho de 1934.
81 a. fim da GUERRA DO CHACO entre a BOLÍVIA e o PARAGUAI, em 12 de junho de 1935.
78 a. dos jogos pela COPA DO MUNDO, na FRANÇA, no dia 12 de junho de 1938: em ANTIBES: SUÉCIA 8 x CUBA 0; em COLOMBES-PARIS: ITÁLIA 3 x FRANÇA 1; em TOOLOUSE: BRASIL 1 x CHECOSLOVÁQUIA 1; em LILLE: HUNGRIA 2 x SUÍÇA 0. O BRASIL foi obrigado a fazer um segundo jogo com a CHECOSLOVÁQUIA, realizado menos de 48 horas depois do primeiro,  vencendo por 2 a 1.
75 a. nasce CHICK COREA, músico norte-americano, em 12 de junho de 1941.
74 a. nascimento de BERT SAKMANN, pesquisador alemão, em 12 de junho de 1942. Prêmio NOBEL DE MEDICINA em 1991.
73 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: os aliados ocupam as ilhas italianas de PANTELLARIA e LAMPEDUSA, em 12 de junho de 1943.  
71 a. nasce PAT JENNINGS, ex-goleiro norte irlandês, em 12 de junho de 1945.
67 a. nasce JOHN WETTON, baixista e vocalista inglês, em 12 de junho de 1949.
67 a. GENEBRA é designada sede da Organização Internacional do Trabalho e da Primeira Conferência Mundial de Saúde, em 12 de junho de 1949.
65 a. falece o avô da LUCINDA - RAPHAEL INDALÉCIO, em 12 de junho de 1951.
65 a. nasce ANDRANIK MARGARYAN, político armênio, em 12 de junho de 1951.
60 a. GENERAL JUAN JOSÉ VALLE, que se revoltou contra o governo provisório argentino do GENERAL ARAMBURU, é fuzilado após sua captura, em 12 de junho de 1956.
60 a. explode em voo de teste o míssil intercontinental norte-americano ATLAS, com um suposto alcance de nove mil quilômetros, no dia 12 de junho de 1956.
59 a. nasce GAMAL AL-GHANDOUR, ex-árbitro egípcio, em 12 de junho de 1957.
58 a. do lutador de boxe MAGUILA. Nasceu em 12 de junho de 1958.
53 a. nasce PHILIPPE BUGALSKI, piloto francês de rally, em 12 de junho de 1963.
52 a. lançado de KIEL, ALEMANHA, o OTTO HAHN, primeiro navio europeu de propulsão nuclear, em 12 de junho de 1964.
52 a. nasce LORRAINE DOWNES, ex-modelo neozelandesa, em 12 de junho de 1964.
52 a. NELSON MANDELA é condenado à prisão perpétua em 12 de junho de 1964.
52 a. das anotações feitas em 12 de junho de 1964 (sexta-feira). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 339º - 6 anos e 8 dias na FORÇA PÚBLICA – 20 dias como 2º TENENTE – 267 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Quando deixei meu lar sabia que esta manhã seria dura no Batalhão. Assim aconteceu e muita coisa tivemos de fazer para apresentar mais de setenta soldados a nove Unidades da FP: oito da capital e uma do Interior (5º BP). As 2ª e 3ª Companhias fizeram o possível para mandar a documentação cedo para a secretaria. No entanto isso demorou e somente às 10:30 horas é que demos por finda nossa missão. O BG preparou a turma vinda de TAUBATÉ e deu à FORÇA PÚBLICA mais um punhado de soldados nesta data. Cada um segue um destino diferente (1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” – 2º BP – 5º BP – 9º BP – 12º BP – 15º BP – 16º BP – Serviço de Engenharia – Corpo de Policiamento Florestal).
Além desse grande serviço tive de tratar da apresentação do SUBTENENTE SALVADOR FRANCISCO à 1ª Delegacia Policial e arrumar a documentação do CAPITÃO MÁRIO FERREIRA para remetê-la à Comissão de Promoções.
Com relação ao IPM fiz um ofício no qual o Comandante NÓBREGA me indica para ser escrivão do mesmo. Pretende o Comandante já ouvir o indiciado na semana vindoura.
Hoje se dá o almoço dos 2º TENENTES Médicos estagiários. São dezoito e nesta data completam os trinta dias de estágio previsto no BATALHÃO DE GUARDAS. Essa refeição transcorreu num ótimo ambiente realizada na nossa cantina.
Dou sabatina para os soldados que se preparam para enfrentar os exames de admissão à Escola de Cabos, os quais serão realizados no próximo dia 2 de julho.
Às 17 horas estou embarcando para a estação da INVERNADA, com a finalidade de dar aula aos subtenentes e sargentos que estudam no Grupo Escolar “MAJOR MARCELINO”.
Chego em casa às 19:35 horas. Assisto na televisão: REPÓRTER ESSO – 26º capitulo da novela A GATA – CLUBE DOS ARTISTAS – ESPIONAGE.
51 a. dos principais acontecimentos de 12 de junho de 1965 (sábado) registrados em minhas memórias. ANO 15 - MÊS 12º - DIA 338º - 7 anos e 8 dias na FORÇA PÚBLICA - 385 dias como 2º TENENTE - 632 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Visita hoje SÃO PAULO o Ministro das Relações Exteriores de PORTUGAL, senhor FRANCO NOGUEIRA. Nestas condições, para a recepção que o chanceler português vai ter nos CAMPOS ELÍSIOS, onde será servido um banquete, o BATALHÃO DE GUARDAS forma com uma Companhia de Guerra. Está encarregada de a comandar o 2º TENENTE GERSON DE OLIVEIRA, atualmente comandando a 1ª Companhia do BG.
Estou escalado para formar também ao lado dos ASPIRANTES MAIORINO, OVÍDIO TODAY e CRISPINIANO (porta-bandeira).
A formatura no BG, para do quartel sairmos em direção ao Palácio dos CAMPOS ELÍSIOS, está marcada para 10:30 horas. Assim vou tomar o ônibus na VILA AURORA quando passam das 9 horas. Viajo com minha esposa até SANTANA; MARIA vai fazer algumas compras naquele bairro.
Tudo acertado, rumamos para os CAMPOS ELÍSIOS às 11 horas. Pelo cerimonial do Palacio, o BG deve estar no local às 12 horas. Ali encontramos com o CAPITÃO WÁLTER CARLSON e os TENENTES FÁZIO e TESEO. A demora passa das medidas e a tropa tem razão de reclamar. Somente às 13:30 horas é que o MINISTRO FRANCO NOGUEIRA chega em palácio.
Prestadas as honras devidas, retornamos ao BG e assim cumprimos mais uma obrigação afeta ao nosso Batalhão. Apenas a questão do horário é um ponto que na FORÇA PÚBLICA não é acertado de maneira alguma. O Quartel General sempre faz destas.
Almoço somente depois das 14 horas. Descanso durante uma parte da tarde e, às 17 horas, vou ao Presídio Militar "ROMÃO GOMES" com o 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN. Nossa intenção é visitar o SOLDADO WALTER LEME, preso na última quinta-feira, iniciando sua cadeia pelo crime de deserção.
Primeiramente conversamos na guarda com um 2º SARGENTO. Lá encontramos o CABO Reformado TEODORO, que cometeu, há anos atrás, um crime de morte no ITAIM e agora está preso preventivamente. Isso já vai para mais de 9 meses e o CABO Ref TEODORO ainda não foi julgado.
Subimos para a sub-seção penal, denominada BRASÍLIA. Ali está o WÁLTER desde quinta-feira, pois todos os presos passam por esse lugar antes de descerem para a seção agrícola. Vamos encontrá-lo com bom aspecto, muito eloquente, dizendo que está se sentindo bem no Presídio.
O WÁLTER é um sujeito muito falso e traiçoeiro. Precisa-se tomar muito cuidado ao tratar com este indivíduo. Apesar de tudo que ele me aprontou no passado, procuro ajudá-lo por causa de sua mulher e cinco filhos que deixou na miséria.
Até às 19 horas permaneço neste local, dando-se a coincidência do CARCAN conhecer o SOLDADO WÁLTER, pois ambos são da mesma época de praça - 1957 - e ambos trabalharam juntos no BATALHÃO DE GUARDAS durante quase dois anos. Muitos conselhos são dados para esse rapaz. Veremos como ele irá encarar sua prisão no Presidio e sua conduta durante os meses que tirará na cadeia.
Janto e passo a assistir televisão com minha mulher. Lá fora temos inúmeras fogueiras, balões e o pipocar dos fogos - hoje é véspera de SANTO ANTONIO.
MARIA assiste CAMINHOS CRUZADOS e O CARA SUJA. Prefiro ULTRA NOTÍCIAS no canal 4. Depois, juntos, assistimos ASTROS DO DISCO (canal 7) - BONANZA (canal 4) e, até de madrugada, a eleição de MISS SÃO PAULO 1965. O julgamento é realizado no ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras e se encerra por volta de 1:45 hora. O júri forma-se com as seguintes pessoas: TENENTE AUGUSTO NEVES, TENENTE WALDEMAR BONAFÉ, senhorita SOLANGE MARIA TERESA FERNANDES, SOLDADO EDMUNDO MONTEIRO, senhor SILVIO DE PAULA RAMOS, senhor SALOMÃO SCHWARTZ, senhor AUDÁLIO DANTAS, senhor MURILO ANTUNES ALVES, senhor ANTOINE PASSO, senhor ENÉAS MACHADO DE ASSIS, senhor KURT ROSEMBERG e TENENTE-CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, Chefe da Casa Militar do Governador.
Inicialmente temos o desfile das moças exibindo ricos vestidos. São em número de dezesseis. Logo mais há o desfile de maiô. As cinco finalistas são as senhoritas: ELIANA, de JABOTICABAL; MÁRCIA, de ARARAQUARA; APARECIDA, de AMÉRICO BRASILIENSE; SANDRA ROSA, da Capital e SÔNIA FONSECA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Os repórteres fotográficos e cinegrafistas escolhem a MISS OBJETIVA 1965 - Senhorita SÔNIA MARIA FONSECA. A senhorita MARIA JOSÉ RANZINI é eleita MISS SIMPATIA pelas suas próprias colegas.~
Por volta de 1:30 hora é quando o júri anuncia o resultado final. É apontada como MISS SÃO PAULO 1965 a jovem SANDRA ROSA, da Capital. MISS INTERIOR - SÔNIA MARIA FONSECA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e MISS PAULISTANA - MARIA JOSÉ RANZINI. MISS SÃO PAULO recebe um cheque de um milhão de cruzeiros e as outras duas colocadas cheques de quinhentos mil cruzeiros, entregues pelo senhor EDMUNDO MONTEIRO. A nova MISS SÃO PAULO é aluna do Colégio CAETANO DE CAMPOS e tem as seguintes medidas: mede 1:68 m; pesa 56 quilos; busto 93; cintura 59; quadris 93 e coxas 56. Recebe a faixa das mãos de MISS SÃO PAULO 1964, senhorita CECÍLIA ALVES FERREIRA.
Assistimos até o final esta festa da S.E. PALMEIRAS e já de madrugada é que desligamos a televisão para irmos deitar.  
50 a. das anotações feitas em 12 de junho de 1966 (domingo). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 337º - 8 anos e 8 dias na FORÇA PÚBLICA – 750 dias como 2º TENENTE – 68 dias na futura 2ª Companhia Independente de GUARULHOS.
De manhã, ouço o programa SUCESSOS EM REVISTA, com as trinta músicas mais vendidas na última semana. Aparece, pela terceira vez consecutiva, em primeiro lugar, a música MICHEL.
30º lugar – A MENINA DOS OLHOS; 29º, EU NASCI PRA VOCÊ; 28º, ÇA C´EST BOM; 27º, TE ESPERAREI; 26º, CALIFÓRNIA; 25º, O BOM (aparecendo pela primeira vez); 24º, ÚLTIMA TELEFONATA; 23º, AL DI NÁPOLIS; 22º, A VOLTA; 21º, ALGUÉM NA MULTIDÃO; 20º, CARPI C´EST FINI; 19º, MAMÃE PASSOU AÇÚCAR EM MIM; 18º, A TASTE OF HONEY; 17º, MANGANGÁ; 16º, DÁ-ME; 15º, FECHE OS OLHOS; 14º, O CANTO DE OSSANHA. 13º, SI FA SERA; 12º, aparece uma música norte-americana; 11º, ALINE; 10º, DIO COMO TE AMO; 9º, SATISFATION; 8º, THUNDERBALL; 7º, MICHEL (versão brasileira); 6º, CORUJA; 5º, A PRAIA; 4º, QUERO QUE VÁ TUDO PARA O INFERNO; 3º, YESTERDAY; 2º TRISTEZA, com JAIR RODRIGUES; 1º, MICHEL.
Leio os meses de junho a julho de 1965, 15º tomo. Relembro momentos passados a 365 dias atrás. Vejo-me à testa da FIF do BATALHÃO DE GUARDAS, tendo como comandante interino da Unidade o MAJOR ALOÍSIO BORGES, atualmente Coronel da Reserva. A 5 de julho de 1965 assumiu o comando do BG o TENENTE-CORONEL ANSELMO PERES que ainda é o comandante, apesar de já ter pedido passagem para a reserva. Naquela época cheguei a comandar a 3ª Companhia do BG; pleiteava-se minha transferência para a 1ª Companhia Independente, em MOGI DAS CRUZES. O SOLDADO WÁLTER LEME DA SILVA tornava-se desertor e fora preso no PMRG; tinha como oficiais do BG os CAPITÃES JOSÉ VICENTE MARINO (atualmente à disposição do Presidente da Câmara);  JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS (Comandante atual da 3ª Companhia do 10º BP); JOSÉ SANCHEZ FÉLIX (posteriormente transferido para o 6º BP (SANTOS), etc.
A manhã tem um cheiro todo especial de queimadas. Como o tempo é de fogueiras, balões, etc, a garotada não perdoa o mato ressequido e põe fogo no mesmo. Perto de um campo de futebol, propaga-se uma queimada ajudada grandemente pelo vento. A criançada está alvoroçada. Meus filhos também constroem uma fogueira num terreno abandonado, vizinho de onde moro. MÁRIO, com cinco anos, é o mais peralta. É um contentamento para ele correr pelos campos.
Lá pelas 15 horas, recebo a visita de meus tios IRENE e EDUARDO e minha prima RITA REGINA. Permanecem pouco tempo em casa. A tarde é gostosa, mas tem duração efêmera.
Esta data de SANTO ANTÔNIO apresenta uma noite cheia de fogueiras, balões e o pipocar incessante de bombinhas e rojões.
Entre os programas de televisão, assisto: CAMPEONÍSSIMA (com muitos astros italianos); DETETIVE INTERNACIONAL; NOITES CARIOCAS. O programa O HOMEM DO SAPATO BRANCO não é apresentado por determinação da censura federal. Em seu lugar fica RIO HIT PARADE.   
47 a. da posse do CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA FORÇA PÚBLICA, CORONEL PM JOÃO ÁUREO CAMPANHÃ (12 de junho de 1969).
46 a. rei HUSSEIN, da JORDÂNIA, faz concessões e terminam as hostilidades com os palestinos, em 12 de junho de 1970.
45 a. falece LUDWIG VON BERTALANTTY, biólogo austríaco, em 12 de junho de 1972. Nasceu em 1901.
42 a. nasce o ALEXANDRE, neto do Sgt. Ref. MENESES, em 12 de junho de 1974.
40 a. nasce THOMÁS SORENSEN, goleiro dinamarquês, em 12 de junho de 1976.
39 a. nasce CAMILA MANHÃES SAMPAIO – CAMILA PITANGA – no RIO DE JANEIRO, em 12 de junho de 1977. No cinema, apareceu como figurante em “QUILOMBO” (1984), aos 6 anos. O primeiro papel na televisão foi na novela “FERA FERIDA” (1993). Antes de atuar profissionalmente como atriz, CAMILA era modelo. É filha dos atores ANTÔNIO PITANGA e VERA MANHÃES e irmã de ROCCO PITANGA. Em 2007, interpreta a BEBEL de “PARAÍSO TROPICAL”.
37 a. vitória dos partidos de centro-direita nas eleições para o Parlamento Europeu, em 12 de junho de 1979. Outras anotações nesta data: nesta terça-feira os Coronéis TRANCHESI, JUVENAL, MOACIR TEIXEIRA BRAGA, ALCIONE, ROLDÃO, GAÚCHO, os Tenentes-Coronéis WALDEMAR NOGUEIRA e HERMOGENES e o Major JÓBIO estão jogando volibol no DELPHIN BALANCIER.
A ROTA COMANDO 6, em HELIÓPOLIS, ontem à noite, perseguiu um PASSAT ocupado por bandidos. Houve tiroteio e os três meliantes vieram a falecer.  
O CAPITÃO PM TARSO, do CPC, transmite uma missão para o CPChq. Durante a permanência do Presidente FIGUEIREDO em São Paulo, das 12 às 18 horas de amanhã, uma Companhia de Choque deverá permanecer na base, 1 Pelotão na Praça do Correio. O Presidente almoça em Palácio, visita a Sociedade Rural Brasileira e participa do Congresso do Fórum Americano no ANHEMBI. Participo de uma reunião com o TENENTE-CORONEL PM RENATO PEREZ sobre esse assunto. Haverá uma reunião de Comandantes no CPC. Fazemos as despedidas do CAPITÃO PM NILO GAVIRA. Está sendo apresentado ao 1º BPTrans, onde foi classificado.
Recebemos a NOTA DE INSTRUÇÃO que trata da visita do Presidente FIGUEIREDO a SÃO PAULO amanhã. São dadas ordens para os Batalhões.
Chego em casa depois das 19 horas.
Comemoramos o DIA DOS NAMORADOS. O ALBERTO vem visitar a MARLENE. O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está com a GISLEIDE.
Assistimos na TV uma reportagem sobre a morte de JOHN WAYNE, aos 72 anos, vítima de câncer.    
36 a. nasce PATRÍCIA BARROS, atriz e modelo brasileira, em 12 de junho de 1980.
35 a. nasce ADRIANA LIMA, modelo brasileira, em 12 de junho de 1981.
34 a. falece KARL RITTER VON FRISCH no dia 12 de junho de 1982, vencedor do Nobel de medicina em 1973. Nasceu em 1886.
32 a. do CENTRO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, criado em 12 de junho de 1984. Atualmente chama-se CENTRO SUPERIOR DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS.
30 a. da Rebelião na Penitenciária de ARARAQUARA, em 12 de junho de 1986.
29 a. das anotações em 12 de junho de 1987: LUCINDA comemora o DIA DOS NAMORADOS dando-me um bonito cartão e um abrigo para física. Hoje encerraremos a quarta semana de atividades no Curso Superior de Polícia. Começamos as aulas desta sexta-feira com a apresentação do Professor SÉRGIO RODRIGUES BIO (irmão do TENENTE-CORONEL PM BIO). Ele irá nos ministrar ADMINISTRAÇÃO APLICADA NA SEGURANÇA PÚBLICA, que faz parte do bloco 03 – CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS. Suas 1ª e 2ª aulas são apenas de generalidades e explicação de como irá dar sua carga horária (serão 30 aulas).
PERCIVAL DE SOUZA dá as 7ª e 8ª aulas de COMUNICAÇÃO SOCIAL, explicando como as notícias chegam às redações dos órgãos de divulgação.
O CORONEL PM MILTON SILVA CALCIOLARI dá as 7ª e 8ª aulas de DEFESA CIVIL – uma palestra do MAJOR PM CASERTANI sobre defesa civil no JAPÃO, baseada nas suas experiências num curso que fez nesse país, em 1981. Os TENENTES-CORONÉIS PM PAULO MACHADO, ROSAS e MAJOR PM EVARISTO constituem a nossa Comissão Social. Começam a recolher 500 cruzados de cada colega para o Fundo que iremos constituir. A finalidade é o encerramento social do nosso Curso, em dezembro de 1987.
Presidente JOSÉ SARNEY e o Ministro da Fazenda BRESSER PEREIRA anunciam 18 medidas destinadas a estabilizar a economia.
Assisto isso com o CARMELO e dois oficiais que nos acompanham no serviço de fiscalização. Notamos que a tropa não recebe isso com bons olhos. Preços são congelados por noventa dias. Acaba o gatilho salarial. Não haverá correções de salários durante o congelamento. Suspensas as grandes obras (Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia Leste-Oeste e do trem RIO-SÃO PAULO). Pão, gasolina e tarifas sobem. Acaba o subsidio do trio. A gasolina passa para 25,80 cruzados e o álcool vai a 16,80 cruzados. O governo decide também cortar gastos de custeio da administração pública direta e indireta e implantar uma rígida política fiscal e monetária para reduzir o déficil público.    
26 a e 3 meses no posto de CORONEL. Fui promovido a esse posto em 11 de março de 1988. Passei para a reserva em 14 de dezembro de 1991.
26 a. Parlamento da URSS aprova a Lei de Imprensa e outros meios de comunicação, a primeira que garante a liberdade de imprensa e dos direitos dos jornalistas do país, em 12 de junho de 1990.
25 a. primeiras eleições presidenciais na RÚSSIA, com a vitória de BÓRIS YELTSIN, que obtém 60% dos votos, em 12 de junho de 1991.
25 a. transf. reserva : Cel. ROBERTO DE OLIVEIRA BESSA, em 12 de junho de 1991.
25 a. da instalação do 42o.BPMI, em PRESIDENTE WENCESLAU, no dia 12 de junho de 1991.
24 a. da chegada dos nossos amigos da BAHIA: MARIVALDO e NATALENE, em 12 de junho de 1992. Em 1995, estiveram conosco de 2 de junho a 28  de junho  e, em 1998, estiveram em SÃO PAULO, aonde chegaram a 2 de junho com GESOFATO, ÉLVIS e MAICOL. Em 1999, somente veio MARIVALDO (CHEGOU EM 12 DE JUNHO). Em 2003, no dia 2 de junho, os baianos MARIVALDO e NATALENE chegaram para nova reciclagem, trazendo MAICOL e ÉLVIS.
Em 2004, apenas GESOFATO veio para SÃO PAULO, chegando na terça-feira, dia 8 de junho.
22 a. ÁUSTRIA vota um referendum a favor de seu ingresso na UNIÃO EUROPÉIA, em 12 de junho de 1994.
22 a. da conquista do título mundial do basquete feminino, em 12 de junho de 1994. A SELEÇÃO BRASILEIRA vencia a CHINA, da gigante pivô ZENG HAIXIA, de 2metros e 4 cm, por 96 a 87, na madrugada, no SYDNEY ENTERTAINMENT CENTRE, na AUSTRÁLIA, para subir ao mais alto do pódio em 41 anos de história do esporte. Além de conquistar o título, o BRASIL assegurava sua participação na OLIMPÍADA DE ATLANTA, em 1996.
21 a. LETÔNIA, ESTÔNIA e LITUÂNIA se convertem em Estados associados à UNIÃO EUROPÉIA, em 12 de junho de 1995.
20 a. falece a atriz BRIGITE HELM, em 12 de junho de 1996.
20 a. transf. res. Cel. WÁLTER NEGRISOLO, em 12 de junho de 1996.
19 a. falece o intelectual francês que modificou os estudos sobre a Revolução Francesa, FRANÇOIS FURET, em 12 de junho de 1997. Outras anotações nesta data: o DIA NOS NAMORADOS é frio, desagradável. No MMDS com CARBAIA, PASSOS, CARMELO, MARIO MARGARIDO e outros participantes da Entidade comentamos a imposição dos espíritos na nossa vida normal, principalmente a influência daqueles que querem nos prejudicar. Um dos nossos integrantes do grupo acha que muitos crimes cometidos são influenciados pelos espíritos. Isso é difícil de acreditar.
Mantenho contato com o IV COMAR para se saber o endereço do TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR CLÓVIS PAVAN, que no dia 9 de Julho será condecorado pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Os ESTATUTOS da Sociedade foram aprovados ontem e hoje encerro o último artigo (89) com a vigência dos mesmos a partir de 11 de junho, revogando os anteriores.
O Senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona para dizer que é bem possível que o Presidente da República, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, venha receber a medalha que lhe foi destinada no ano passado. Logo mais ele comunica isso ao CORONEL ARY CANAVÓ e causa um mal estar no MMDC. O CORONEL CANAVÓ é visceralmente contra o Presidente da República e cria um caso sério na Sociedade. Fala em possível atentado, não quer participar da Solenidade, enfim, demonstra nervosismo e falta de bom senso. O Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA está muito irritado nesta tarde. Sente dores nos pés e o acompanho até o metrô, caminhando ele com muita dificuldade. Vou até a Estação ARMÊNIA, onde embarco no COCAIA. Em casa, comemora-se o DIA DOS NAMORADOS com a reunião em família para a realização do EVANGELHO NO LAR. A FÁTIMA faz a oração nesta noite.
EM LA PAZ, nesta noite, a BOLÍVIA estréia na COPA AMÉRICA com uma vitória de 1 a 0 frente à VENEZUELA. O PERU é o protagonista da primeira zebra da COPA AMÉRICA. Vence o URUGUAI por 1 a 0.
GUSTAVO KUERTEN vence o espanhol JACOB DIAZ e se classifica para as quartas de final do ABERTO DA BOLONHA. Seu próximo adversário será o espanhol ALBERTO BERASATEGUI. O brasileiro FERNANDO MELIGENI é derrotado pelo espanhol FÉLIX MANTILLA. O tenista australiano MARK PHILIPPOUSSIS vence BYRON BLACK, do ZIMBABUE, no ABERTO DE QUEEN´S, em LONDRES.
GERHARD BERGER não irá disputar no domingo (dia 15), em MONTREAL, o GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ, sétima etapa do Campeonato Mundial de F1.  O piloto austríaco foi vetado por seus médicos duas semanas depois de uma mal explicada operação de sinusite. Seu substituto será o compatriota ALEXANDERS WURZ, de 23 anos, piloto de teste da escuderia, que estreará na escuderia. WURZ ganhou 20 das 43 corridas que disputou em 1991 e 1992 na Fórmula FORD. Em 1993 foi campeão austríaco de F3, aos 19 anos. No ano passado, 2010, venceu as 24 horas de LE MANS, pela PORSCHE.
17 a. falece o ator CARLOS KROEBER, de 67 anos, vítima de insuficiência respiratória e cardíaca, no Hospital Samaritano, no dia 12 de junho de 1999, após passar quase dois meses na UTI. Seu último trabalho foi na novela TORRE DE BABEL, onde vivia o advogado NAVARRO e trabalhava com os  personagens LÚCIA e ALEXANDRE, interpretados pelos atores NATALIA DO VALLE e MARCOS PALMEIRA.
17 a. do assassinato do PM RINALDO LUÍS FRANCISCO, de 27 anos, com um tiro à queima-roupa, na cabeça, por bandidos que tentaram assaltar o AUTO-POSTO CIDADES, na av. MARIA SERVIDEI DEMARCHI, em São Bernardo do Campo, no dia 12 de junho de 1999. 
17 a. do assassinato do engenheiro de produção JORGE ANTÔNIO DOS SANTOS, de 26 anos, com um tiro na cabeça, na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, JARDIM EDITH, Zona Sul de São Paulo, no dia 12 de junho de 1999.         
17 a. da queda do PAPA JOÃO PAULO II, então com 79 anos de idade, na POLÔNIA, em 12 de junho de 1999. Levou três pontos na cabeça, quando saia da residência do núncio apostólico de VARSÓVIA e seguia em direção a uma missa ao ar livre. O PAPA precisou de uma leve intervenção cirúrgica. Mesmo machucado, com uma faixa na cabeça, o PAPA ainda chegou a tempo de participar da missa, em SANDOMIERZ, sudeste da capital    polonesa.
17 a. outras anotações em 12 de junho de 1999 (sábado): desde ontem curto uma gripe. LUCINDA já está gripada há uns 20 dias. O PAULO CÉSAR, nosso neto, também tosse muito. MARGARIDA e PAULO estão ocupados com a pintura de uma casa que eles têm aqui em GUARULHOS. O JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e a MARLENE estão cuidando dessa pintura. Almoçam conosco.
A partir das 14 horas, assisto na TV GLOBO os treinos que fazem o “grid” de largada para o GP do CANADÁ, amanhã no Circuito GILES VILLENEUVE. MICHAEL SCHUMACHER quebra a seqüência de poles da McLAREN nesta temporada.
Ao longo deste sábado, difícil de passar por causa da gripe, releio minhas memórias: 8 a 14 de junho de 1975 a 1981 e de 8 a 14 de junho de 1993 a 1998. Isso me ajuda a passar esse dia.
Neste sábado, tropas britânicas e francesas entraram na província sérvia de KOSOVO, abrindo caminho para o contingente de 50 mil militares da força internacional de paz.   
16 a. TRAGÉDIA no RIO de JANEIRO, em 12 de junho de 2000:- o assaltante  SANDRO DO NASCIMENTO invadiu um ônibus no JARDIM BOTÂNICO, com seis passageiros feitos como Reféns. Depois de quatro horas de pavor, o bandido saiu do ônibus com uma refém, a empregada doméstica GEISA FIRMO GONÇALVES. Numa ação desastrada do PM MARCELO OLIVEIRA DOS SANTOS, colocado como atirador de elite, deu um tiro endereçado ao bandido, quase a queima-roupa, atingiu a refém em seu rosto, onde a bala resvalou; GEISA também foi atingida por um outro disparo do assaltante, matando-a (o marginal disparou sua arma por três vezes). SANDRO DO NASCIMENTO foi colocado num carro da policia. Reagiu a prisão e os PMs. asfixiaram-no (eram cinco PMs no camburão). Foi uma ocorrência crivada de erros táticos que deixaram a Polícia–Militar do RIO em situação crítica. Posteriormente, o PM MARCELO foi julgado inocente do incidente e os PMs  que  mataram o bandido estão sendo processados ainda.

ACONTECEU EM 2 001 : -    SEGUNDA-FEIRA
PROMOVIDO A CORONEL, o TENENTE-CORONEL JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO. Foi classificado na ASSESSORIA POLICIAL MILITAR DA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA.

Hoje, quando vou para SÃO PAULO, noto que funciona agora uma farmácia na esquina da Avenida TIRADENTES com a Avenida AVELINO ALVES MACHADO. O prédio sofreu uma enorme reforma. Antigamente, nessa esquina, durante muitos anos, esteve instalada uma padaria. O prédio foi transformado em lojas. Na esquina, estabeleceu-se agora uma farmácia.
Chego no MMDS às 11 horas. Recebemos a visita do NILDO e um seu colega. Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC recebo um telefonema do CORONEL CARLOS AUGUSTO DE MELLO ARAÚJO pedindo providências para ser marcada uma reunião do CONSELHO SUPREMO, entre 13 e 20 de julho, a fim de que sejam escolhidos os novos dirigentes da DIRETORIA EXECUTIVA - presidente e vice. ELE está entrando com documento pedindo afastamento do cargo. Faço vê-lo que a data quem escolhe é o Presidente do Conselho Supremo, CORONEL PM RUI CÉSAR MELO. Diz ele que não pode vir ao MMDC e pede para que o VASCO leve os ofícios de outorga de medalhas para serem assinados onde ele trabalha, no BANCO REAL.  Quer deixar a presidência da Sociedade logo após a solenidade de 9 de Julho.
Visitam-me na Sociedade, o CORONEL PAULO CÉSAR MÁXIMO, atual comandante do CPAM-7 GUARULHOS e o CORONEL AVIADOR REFORMADO HÉLIO FERREIRA DA SILVA, que pertenceu ao Movimento Constitucionalista de 32 com a idade de 13 anos. Durante o tempo das operações militares em CUNHA, por algumas vezes se deslocou até a cidade de TAUBATÉ, sua terra natal, em cuja estação de Estrada de Ferro funcionava uma cantina operada por voluntários da sociedade local, que serviam, gratuitamente, refeições, café, cigarros e agasalhos ao pessoal mobilizado em transito. Embora fosse um menino, não media esforços em servir com seu trabalho, os soldados revolucionários. Era agregado à 1a.Companhia de Desdobramento do 4o. Batalhão de Caçadores.
O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES não gosta da intervenção do CORONEL PM MELLO ARAUJO em não aceitar o GINO STRUFFALDI para ser o comandante do Exército Constitucionalista. O presidente disse que irá convidar o CORONEL PM Ref IRANY PARANÁ DO BRASIL para assumir esse cargo.  
 
Até às 23H30, MARCELO FROMER, guitarrista dos TITÃS, continuava em estado extremamente grave na UTI do HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Não se confirmou a informação de morte cerebral, conforme foi comentado nos principais órgãos da imprensa. Ele foi atropelado por uma moto quando fazia Cooper na Avenida EUROPA. O músico chegou ao Hospital das Clínicas por volta das 19 horas, em coma profundo. Foi submetido a uma cirurgia no cérebro.

BOMBA EXPLODE NO MINISTÉRIO DA FAZENDA, na Avenida PRESTES MAIA, região-central de São Paulo, num banheiro do 4º andar. A explosão destrói todo o banheiro e chega a afetar outros dois andares no prédio. Há duas semanas, outra bomba explodiu no Fórum JOÃO MENDES. Uma mulher grávida e um idoso tiveram ferimentos leves (dores nos ouvidos).
 Acaba rebelião de 140 horas no PARANÁ e 23 detentos são transferidos. Um ofício assinado pelo Ministro da Justiça, JOSÉ GREGORI, pôs fim a mais longa rebelião da história do Estado do Paraná. Os presos amotinados na Penitenciária Central do Estado do PARANÁ, em PIRAQUARA, decidiram se render por volta das 13:30 horas. Os 22 reféns foram libertados e os líderes do motim serão transferidos para outras penitenciárias.   

Um ano depois da tragédia do ônibus 174, no RIO, os policiais-militares envolvidos na desastrada ação de resgate estão trabalhando normalmente. MARCELO, o que atirou contra o bandido, e telefonista é operador de rádio no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Os cinco suspeitos de matar SANDRO no camburão - os PMs MÁRCIO DE ARAÚJO DAVID, LUIZ ANTÔNIO DE LIMA SILVA, PAULO ALBERTO MONTEIRO, FLÁVIO DOVAL DIAS e o capitão RICARDO DE SOUZA SOARES - são defendidos pelo conhecido criminalista CLÓVIS SAHIONE, que não está cobrando seus trabalhos. Os PMs aguardam o 3o. Tribunal do Júri da capital marcar o julgamento. Enquanto isso, cumprem  funções burocráticas na PM.

FOI INTERNADO, com complicações cardíacas, o ex–ditador indonésio  SUHARTO, em JACARTA.

Foi cassado pelo CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, o titulo de entidade filantrópica da LEGIÃO DA BOA VONTADE. Com isso, a LBV perde a isenção de impostos. A medida também atingiu a FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Ambas pretendem recorrer da decisão.

Condenado à prisão perpétua o saudita MOHAMED DAOUD AL-OWHALI, um dos autores do atentado à embaixada dos ESTADOS UNIDOS no QUÊNIA em 1998.

2 002  :  -  TERÇA-FEIRA
Nesta manhã, antes de sair de casa, assisto a final de SUÉCIA 1 x ARGENTINA 1, um resultado surpreendente que aniquila com a arrogante ARGENTINA. Desclassificada, despede-se melancolicamente dessa COPA DO MUNDO. Como a INGLATERRA empatou com a NIGÉRIA em 0 a 0, a classificação do GRUPO F é a seguinte : 1º SUÉCIA, com 5  pontos; 2º  INGLATERRA, também com 5 pontos (seleções classificadas para a fase seguinte); 3º ARGENTINA, com 4 pontos e NIGÉRIA em quarto, com zero ponto.  
Como ficou marcada uma audiência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC com o Comandante do IV COMAR, Major Brigadeiro–do–Ar JOSÉ ORLANDO BELLON para esta manhã, às 10 horas, vou até o apartamento do Sr. MARCONDES, por volta das 9 horas e, de lá, num taxi, vamos para o IV COMAR, no CAMBUCI. Somos atendidos pelo Comandante BELLON, a quem é entregue o ofício da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Também recebe esse ofício o CORONEL AVIADOR VANDERLEI COUTO FILHO. Conversamos também com o Coronel PAYÃO, nosso conhecido de outras vezes que comparecemos no IV COMAR. O PAYÃO conta-me que morou duas vezes em Guarulhos, pois serviu na BASE AÉREA DE CUMBICA por duas oportunidades. Lembramos do CAPITÃO DALTO GOBBO, que conheci nos anos 60, quando servi em GUARULHOS como tenente. O DALTO sofreu um acidente automobilístico que o deixou durante um bom tempo em estado vegetativo. Por causa dos ferimentos, veio a falecer.  

Muita confusão no MMDS. O tesoureiro está atarantado porque vai ter de explicar o motivo porque foi cortada a luz da Instituição. Diz ele que o banco não repassou o dinheiro para a ELETROPAULO. Sai com o LUZ para resolver essa enrascada que perturba a nossa vida, já que nada funciona no MMDS.

A viúva do ex–combatente MÁRIO DE JESUS, dona HELENA MATTOS DE JESUS, ocupa uma grande parte do nosso tempo, pois quer um documento comprobatório da participação do falecido na primeira companhia do Batalhão NOVE DE JULHO, como prova uma carteira do MMDC de 1932. MÁRIO DE JESUS tinha, na época, 18 anos.

O Cel. MENDES dá o nome do delegado MARTINS FONTES, diretor do DEMACRO, para receber a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA. Ele ainda não se refez do susto proporcionado pelo seu filho, investigador, que caiu de uma árvore, em cima do telhado de uma casa, numa altura de quatro metros. Sofreu uma série de hematomas e está se recuperando na casa do pai. O Sr. MARCONDES quer uma reunião da Diretoria Executiva para a próxima terça–feira, a fim da Sociedade tomar uma posição quanto ao caso do TÚNEL NOVE DE JULHO. Por sua vez, o ROMEU CICCONE está apresentando uma proposta de se criar um CENTRO DE REFERÊNCIA CONSTITUCIONALISTA e está provocando uma reunião do CONSELHO SUPREMO para ver realizar esse seu ideal. O Coronel ROCHA MARQUES é favorável a idéia; irá ligar para o Coronel FERNANDO PEREIRA, sub–cmt PM, a fim de marcar a data da reunião do CONSELHO. Também faz um contato com o CORONEL LEMES, vice–presidente do CONSELHO, sobre esse assunto. Fica decidido que iremos realizar essa reunião no próximo dia 28, no QUARTEL DO COMANDO GERAL. Também converso, via fone, com o Sr. PIRES sobre essas duas reuniões programadas.
No final do meu expediente na Sociedade, chega o desembargador LUIZ EDUARDO CORREIA DIAS. Traz o seu currículo e o do Dr. ORDINE. Ambos irão receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA. Na noite, lembro do nome do atual presidente do ROTARY CLUB, da LIBERDADE e secretário do CONEN “Conselho Estadual de Entorpecentes”, PAULO EDUARDO DE BARROS FONSECA, para ser condecorado com a CONSTITUCIONALISTA. Acerto isso com o desembargador LUIZ EDUARDO, que também pertence ao ROTARY.

Através das notícias de televisão, fico sabendo da decisão do GRUPO B da COPA DO MUNDO, após os jogos de ESPANHA 3 x ÁFRICA DO SUL 2 e PARAGUAI 3 x ESLOVÊNIA 1. Em primeiro lugar classificou-se a ESPANHA, com 9 pontos (cem por cento de aproveitamento). Em segundo ficou o PARAGUAI, com 7 pontos. ÁFRICA DO SUL e ESLOVÊNIA encerram suas participações na Competição.

As buscas a partes do corpo do jornalista TIM LOPES, 51 anos, da rede GLOBO, no alto da favela da GROTA, ocorreram em clima tenso para policiais civis e jornalistas. Os traficantes fizeram ameaças ouvidas por meio de radiotransmissores, e enviaram “olheiros” para o local. Até uma bomba de baixo teor explosivo foi atirada perto da área, sem deixar feridos. Os rádios da polícia captaram as mensagens trocadas entre traficantes, que, ao perceber que eram ouvidos, passaram a fazer as ameaças.

Por maioria de votos, 124 policiais militares acusados de participar da operação que culminou com a morte de 19 sem-terra, em ELDORADO DOS CARAJÁS, em 1996, foram absolvidos por júri popular. Os sete jurados reconheceram a tese de negativa de co–autoria apresentada pela defesa. Os três policiais militares que não participaram do julgamento serão submetidos ao Conselho de Sentença no dia 20. São eles JAILTON FERREIRA DA SILVA, GENEDIR CHAGAS FEITOSA e LINDON JOHNSON HONORATO LIMA. Por estar foragido, LINDON teve prisão preventiva decretada pelo juiz ROBERTO MOURO. O resultado foi o anticlímax para o caso. Alardeado desde o início como o maior julgamento da história do país, chamou a atenção mundial e pôs mais um foco negativo sobre o BRASIL em relação aos direitos humanos.

AGRACIADO com a ORDEM DO RIO BRANCO, no grau de GRANDE OFICIAL, o empresário ROBERTO CIVITA, presidente do GRUPO ABRIL, que edita a revista VEJA.

O DÓLAR voltou a ter forte alta e fechou cotado a R$ 2,795. O risco–país acompanhou a tendência e passou dos 1.300 pontos. Agora, o BRASIL tem a terceira pior avaliação do mundo, atrás da ARGENTINA e da NIGÉRIA. O aumento da moeda americana causa alta dos preços dos produtos importados  – como eletrônicos – e desistência de quem pretendia viajar para o exterior.

O Coronel PM Res. EDMUNDO ZABORSKI foi condenado a 32 anos de prisão pelo CONSELHO DE SENTENÇA da 4ª AUDITORIA DA JUSTIÇA MILITAR DE SÃO PAULO. É a primeira vez que um oficial com essa patente recebe da JUSTIÇA MILITAR uma pena tão dura. Cabe recurso da decisão. ZABORSKI é acusado de desvio de verbas do CENTRO DE SUPRIMENTOS E MATERIAIS DE MOTOMECANIZAÇÃO da PM, em 1992. Além dele, foi condenado a 32 anos de prisão o tenente-coronel res. NIUTON RODRIGUES. Os oficiais, na reserva, vão apelar em liberdade. No mês passado, foi decretada a prisão de ZABORSKI por ele ter faltado ao julgamento. A prisão foi revogada com a apresentação do coronel para o julgamento, feito no dia 10, segunda–feira última.

Foi pedida uma indenização de cinco milhões de dólares pela família da modelo FERNANDA VOGEL, que morreu afogada em julho de 2001, quando caiu no mar o helicóptero de seu namorado, o herdeiro do grupo PÃO DE AÇÚCAR, JOÃO PAULO DINIZ. A perícia no helicóptero descartou a tese de que o vôo deveria ter sido evitado devido ao mau tempo.

O incêndio que consome florestas do COLORADO aproxima-se do monumento a bombeiros mortos em outro grande incêndio, em 1994, em GLENWOOD SPRINGS. O atual incêndio é o pior da história do Estado. Cinco mil pessoas foram removidas de subúrbios do sul de DENVER e outras mil estão em alerta para o caso de terem de sair às pressas. Mais de 34 mil hectares de mata foram consumidas pelo incêndio, que destruiu dezenas de casas e ameaça outras 2.500. O fogo está a apenas 11 quilômetros do subúrbio de ROXBOROUGH, em DENVER.

PROCESSADA sob a acusação de ter se apropriado de composições alheias a musa pop americana BRITNEY SPEARS, 20 anos. A dupla de compositores MICHAEL COTTRILL e LAWRENCE WNUKOWSKI alega que duas faixas do segundo álbum da cantora, OOPS!...I DID IT AGAIN, foram baseadas em melodias apresentadas por eles e recusadas pelos produtores do disco.

MORREU o estilista americano BILL BLASS, que tinha entre suas clientes a cantora BARBRA STREISAND e as ex–primeiras damas NANCY REAGAN e BÁRBARA BUSH, aos 79 anos, de câncer.

MORREU o guitarrista americano ROBBIN CROSBY, de 42 anos, fundador da banda de heavy metal RATT, popular nos anos 80. Vítima de AIDS, em HOLLYWOOD.

FALECEU o fotógrafo britânico HORACE ROYE, de 97 anos, famoso por produzir fotos da atriz GRETA GARBO no auge da carreira, nos anos 30. Foi morto a facadas por um desconhecido, em sua casa, no MARROCOS, RABAT.

ELEITO pelo terceiro ano consecutivo o melhor jogador das finais da NBA, a liga americana de basquete, SHAQUILLE O´NEAL, astro do LOS ANGELES LAKERS. A equipe conseguiu o terceiro título seguido ao derrotar o NEW JERSEY NETS por 113 a 107, com 34 pontos de O´NEAL. Em NOVA JERSEY, ESTADOS UNIDOS.

O JORNAL DA TARDE mostrava que PELÉ havia passado mal durante um exame médico e tinha sido internado na UTI. Além disso, a polícia do RIO DE JANEIRO tinha encontrado um corpo carbonizado que poderia ser do jornalista TIM LOPES, morto por traficantes cariocas. Na COPA DO MUNDO DO JAPÃO, o técnico FELIPÃO havia colocado o jogador EDÍLSON em campo e surpreendia a todos.
          
2 003   :  -  QUARTA-FEIRA
Pela manhã, telefona-me o Tenente-Coronel EB ROBINSON SANTIAGO. Está definida a data para a audiência com o COMANDANTE DO EXÉRCITO SUDESTE, GENERAL DE EXÉRCITO SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO: será no dia 17 de junho, às 10 horas. O Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, o CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES e eu deveremos levar ao comandante o ofício de outorga da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Também recebo um telefonema do GENERAL OSWALDO MUNIZ OLIVA, combinando a remessa de seu currículo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, hoje à tarde. Ele também será um dos agraciados no dia NOVE DE JULHO.
Em casa, MANECO visita sua mãe. Isso é até rotina desde que dona ESMERALDA se encontra em nossa residência. LUCINDA não aprecia muito isso, pois o MANECO sempre foi um criador de casos na família.
 
No MMDS, não encontro hoje os oficiais da PMBA. VICTÓRIO, responsável pelo calendário de atividades deles, explica que estão fazendo pesquisa no MUSEU DO IPIRANGA. RONALDO também está em destino e, com isso, não dá para fazer a costumeira reunião. Apenas trocamos vários palpites acerca do serviço durante o almoço de negócios.
Já no MMDC a tarde é intensa. Muitos telefonemas e o Sr. MARCONDES querendo a confecção do ofício de outorga da medalha CONSTITUCIONALISTA para o Presidente da NESTLÉ, IVAN ZURITA. Conseguimos elaborar esse ofício, que dona CÉLIA coloca no computador. O próprio Sr. MARCONDES fica de posse desse documento para a entrega. A DAMCO mantém contato comigo para decisão de listagem de convidados, de endereços de autoridades que serão agraciadas com a Medalha Constitucionalista no NOVE DE JULHO. Recebo telefonema do CENTRO ACADÊMICO ONZE DE AGOSTO, marcando um encontro com o presidente, talvez amanhã. O CORONEL MENDES deve estar empenhado em problemas desconhecidos nossos, porque não vem ao MMDC e também não nos telefona. Com isso, faço algumas coisas que caberiam a ele fazer como secretário da Comissão de Medalhas.

Dois bombeiros morreram e outro ficou ferido, hoje, durante o combate a um incêndio numa fábrica desativada da AMBEV (antiga ANTÁRTICA), na MÓOCA, zona leste da capital. Por causa da fumaça densa e preta, os três acabaram caindo no fosso do elevador. O fogo começou por volta do meio-dia. Neste momento, funcionários de uma empresa contratada retiravam algumas máquinas e equipamentos do prédio – desativado pela empresa em 1995. O CAPITÃO PAULO SÉRGIO BENTES SOARES, de 42 anos, e o SARGENTO LUÍS MARCELO DA SILVA, de 36, que faziam parte da equipe de exploração, caíram no fosso do elevador, de uma altura de aproximadamente 20 metros. O CABO MARCELO FREITAS DE OLIVEIRA, de 33 anos, também caiu, mas de uma altura um pouco menor. Parte de seu equipamento de segurança ainda ficou enganchado, o que amorteceu a queda. Ele foi resgatado e levado de helicóptero ao Hospital das Clínicas. Até o início da noite seu estado de saúde era estável e ele respirava com ajuda de aparelhos. OLIVEIRA teve queimaduras pelo corpo e fratura da bacia. “O CAPITÃO BENTES foi meu colega de ACADEMIA. Sabemos dos riscos que corremos nesta profissão, mas é impossível não ficar abalado”, desabafou o também CAPITÃO MILTON AUGUSTO DOS SANTOS, que passou a conduzir a viatura do colega morto. O CAPITÃO BENTES trabalhava na Corporação havia 21 anos. Já no posto do 1º Grupamento de Incêndios, no CAMBUCI, onde trabalhavam o SARGENTO SILVA (15 anos de bombeiros) e o CABO OLIVEIRA (14 anos de Corporação), o clima era de tristeza. Abalados, os cerca de 15 homens que estiveram na ação ficaram recolhidos no alojamento. O CORONEL JAIR PACA DE LIMA, comandante dos BOMBEIROS, disse “Era um local de alto risco, mas isso foi uma fatalidade”.

O cantor e compositor ITAMAR ASSUMPÇÃO, de 53 anos, morreu hoje à noite, de câncer no intestino. Ele estava em sua casa, em SÃO PAULO, com sua mulher. ITAMAR tinha a doença há cerca de quatro anos e fazia tratamento no Hospital do Câncer. Segundo um amigo próximo, há algum tempo ele estava “muito fraco para fazer quimioterapia”. Paulista da cidade de TIETÊ, FRANCISCO JOSÉ ITAMAR DE ASSUMPÇÃO era bisneto de escravos angolanos e, aos 12 anos, mudou-se para ARAPONGAS, no PARANÁ. Largou a contabilidade para fazer shows em LONDRINA, onde conheceu ARRIGO BARNABÉ. Em 1973, veio para SÃO PAULO e, seis anos depois, lançou-se em um festival na VILA MADALENA com a banda ISCA DE POLÍCIA. Lá apresentou “NEGO DITO”, de sua autoria, gravada depois pelo sambista BRANCA DE NEVE. Após o festival, passou a fazer shows que misturavam reggae, samba, rock e funk com letras de crítica social no TEATRO LIRA PAULISTANA. Apesar de ter recusado o rótulo de “artista maldito”, foi assim que ficou conhecido. Dos seus sete discos, só um, de 88, foi produzido por uma grande gravadora: a CONTINENTAL. Em 95, ganhou da APCA o prêmio de melhor disco com uma coletânea de músicas de ATAÚLFO ALVES. Além dos fãs no BRASIL, ITAMAR tinha um público fiel na ALEMANHA desde os anos 80.
   
Num novo ataque com helicópteros disparando mísseis na FAIXA DE GAZA – o terceiro em 24 horas – ISRAEL confirmou hoje a sua disposição de eliminar os dirigentes do grupo extremista palestino HAMAS. Os mísseis atingiram, numa rua de CHEIJ RADUAN, zona norte da cidade, o carro de YASSER TAHA, um chefe militar do HAMAS. Além dele, morreram sua mulher, uma filha de dois anos do casal, e uma pessoa que passava pelo local – 30 foram feridas, cinco gravemente. Foi outra represália pelo atentado de 11 de junho, em JERUSALÉM, quando um terrorista suicida do grupo explodiu uma bomba no interior de um ônibus, matando 16 pessoas e ferindo 70. Na guerra contra o HAMAS, ISRAEL já havia feito na CIDADE DE GAZA dois ataques de helicópteros que dispararam mísseis contra o carro de ABDEL AZIZ AL-RANTISSI, dirigente do HAMAS, que foi ferido, e um outro veículo no qual morreram dois dirigentes do grupo radical.

Um helicóptero americano foi derrubado hoje por fogo inimigo no oeste do IRAQUE, horas depois de um caça dos EUA bombardear um “campo de treinamento terrorista”, na região central do País. Os tripulantes do APACHE AH-64 foram resgatados ilesos e outros dois APACHES enfrentaram combatentes iraquianos na área. Em MOSUL, há choques de rua entre policiais e ex-soldados com as forças de ocupação. Vários iraquianos foram mortos em choques com tropa americanas a 150 km de BAGDÁ. O administrador civil do IRAQUE, PAUL BREMER, declarou hoje que não há sinais da existência de um controle central que coordene os ataques contra as tropas dos EUA.

GREGORY PECK, escolhido este mês como o maior herói de HOLLYWOOD por seu personagem em “O SOL É PARA TODOS”, morreu aos 87 anos, enquanto dormia. PECK teve uma longa carreira no cinema. Entre seus principais papéis, está o do advogado encarregado de defender um negro acusado de violentar uma mulher branca em “O SOL É PARA TODOS”, atuação que lhe rendeu o OSCAR de melhor ator. Ele será lembrado ainda por filmes como “A PRINCESA E O PLEBEU”, com AUDREY HEPBURN, e “QUANDO FALA O CORAÇÃO”, de HITCHCOCK. Afastado do cinema na última década, PECK continuou muito ligado à vida cultural de LOS ANGELES, à frente de um dos programas da biblioteca municipal. Um de seus últimos trabalhos como ator foi o da versão para a televisão do livro “MOBY DICK”, que lhe rendeu o GLOBO DE OURO de melhor ator coadjuvante. PECK também ficou famoso por filmes como “CABO DO MEDO” (refilmado por MARTIN SCORSESE), “A CONQUISTA DO OESTE” e “A PROFECIA”. Demonstrando em sua vida o mesmo espírito de honestidade e compromisso que representou em seus filmes, PECK esteve à frente de numerosas obras de caridade e movimentos políticos. Além disso, presidiu tanto a SOCIEDADE AMERICANA DO CÂNCER como o INSTITUTO AMERICANO DE CINEMA, além da ACADEMIA DE ARTES e CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS DE HOLLYWOOD.
GREGORY PECK começou a carreira nas telas aos 28 anos, representando o padre FRANCIS CHISHOLM no filme “AS CHAVES DO REINO”, de 1944. O sucesso não parou mais. A partir daí, atingiu status de megaestrela com “DUELO AO SOL” (1946); “AGONIA DE AMOR” (1948); fez o militar dilacerado pela consciência de quem envia seus pilotos para a morte em “ALMAS EM CHAMAS”. Esse filme foi decisivo na sua carreira porque assinalou o encontro com o diretor HENRY KING, com quem fez vários filmes nos anos seguintes; filmou duas vezes com RAOUL WALSH “O FALCÃO DOS MARES e “O MUNDO EM SEUS BRAÇOS”; “DA TERRA NASCEM OS HOMENS; com o rei dos musicais, VINCENTE MINNELLI, fez a comédia “TEU NOME É MULHER”;“AS NEVES DE KILIMANJARO (1952); “MOBY DICK” (1956); “A CONQUISTA DO OESTE (1963) e um dos mais bem sucedidos “O SOL É PARA TODOS”. Talvez o público brasileiro o conheça melhor graças a “OS CANHÕES DE NAVARONE (1961), épico que foi veiculado à exaustão pelas emissoras de TV. No ano seguinte, protagonizou “O CÍRCULO DO MEDO”, que ganhou um remake 30 anos depois – “O CABO DO MEDO”, com ROBERT DE NIRO e o diretor MARTIN SCORSESE. Em 1953, outros de seus grandes sucessos: “A PRINCESA E O PLEBEU”. Em 1976, atuou no clássico de terror “A PROFECIA” e no aterrorizante “OS MENINOS DO BRASIL”, de 1978. Interpretou o general MAC ARTHUR num épico de guerra de JOSEPH SARGENT, produzido nas pegadas do superior “PATTON, REBELDE OU HERÓI ?, com GEORGE C. SCOTT. Fez ainda vários filmes e sua última produção aconteceu em 2000, em “UM PROFETA AMERICANO – A HISTÓRIA DE JOSEPH SMITH”, onde GREGORY PECK era o narrador. Em 2000, também foi homenageado em CANNES, com o título de “MONSIEUR CINÉMA”, como foi apresentado pelo próprio GILLES JACOB, o Todo-Poderoso programador, hoje presidente do evento.

NEGOCIOU um acordo para pôr fim a um processo estimado em 12 milhões de dólares o cantor americano MICHAEL JACKSON. O empresário sul-coreano MYUNG-HO LEE alegava que JACKSON acumulou essa dívida em turnês que ele organizou. O acordo, por uma quantia não divulgada, evitou que o cantor tivesse de revelar no tribunal sua verdadeira situação financeira. Em LOS ANGELES.
      
2 004   :   -  SÁBADO
O Secretário-geral da Organização das NAÇÕES UNIDAS, KOFI ANNAN, acompanhado de sua mulher, NANE ANNAN, desembarcou nesta manhã no BRASIL para participar da 11ª Conferência Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento – UNCTAD. A reunião será realizada a partir de domingo, dia 13, no Centro de Convenções do ANHEMBI. É a primeira visita do secretário-geral da ONU a SÃO PAULO.

Assisto a formação do “grid” de largada para o GP DO CANADÁ, em MOTREAL, ILÊ DE NOTREDAME, circuito GILES VILLENEUVE. Pela terceira vez na temporada de 2004 da F 1 o alemão MICHAEL SCHUMACHER não largará na pole position em um GP, mas sua família continua na frente. RALF SCHUMACHER, piloto da WILLIAMS, vence uma dura batalha com o inglês JENSON BUTTON, da BAR, e sairá em primeiro lugar amanhã. O terceiro colocado é o italiano JARNO TRULLI. Em quarto fica o colombiano JUAN PABLO MONTOYA. O espanhol FERNANDO ALONSO consegue o quinto tempo. O alemão MICHAEL SCHUMACHER sairá em sexto, com o brasileiro RUBENS BARRICHELLO em sétimo. O finlandês KIMI RAIKKONEN é o oitavo. DAVID COUTHARD sai em nono. O brasileiro CRISTIANO DA MATTA apenas fica com o 12 º tempo. Já FELIPE MASSA sairá na última fila, em penúltimo lugar. O japonês TAKUMA SATO, da BAR, foi uma decepção. A nova sensação da F 1 fazia uma volta que o colocaria em primeiro lugar, mas rodou na saída da última curva, fazendo um “cavalo-de-pau” e, por causa do erro, largará apenas na 17 ª posição.
 
Num sábado chuvoso e frio, saio de casa por volta das 16 horas. Vou retornar à POÁ para assistir a missa de trigésimo dia pela alma de minha mãe. Assim é que depois de vinte minutos de espera por uma condução, embaixo da chuva, vou embarcar num lotação, que me conduz até a ARMÊNIA. Começa então a viagem pelo Metrô, até o BRÁS; então acontece a baldeação para o trem espanhol da CPTM. Ele me leva até GUAIANAZES. Mais uma vez sou obrigado a fazer uma baldeação, de um trem para outro, alcançando assim o município de POÁ, por volta das 18 horas. Encontro um portão de ferro impedindo a entrada para a casa onde morava minha mãe. MARIZETE explica que, logo depois da morte de minha mãe, tentaram arrombar a janela do quarto da casa e isso obrigou o CARLOS a tomar essa medida. Agora, a comunicação é feita pela casa da MARIZETE. Minha filha aprontou uma canjica para tomarmos antes de irmos para a igreja. Surgem o ADALVO e o FELIPE e, por volta das 19:30 horas, vamos para os fundos da MATRIZ de NOSSA SENHORA DE LOURDES. A igreja está sendo alvo de uma grande reforma.  TIA IRENE, ELVIRA, meu irmão CARLOS, meu primo RENATO VENTURA, sua esposa CIDA e seu filho LEANDRO, estão presentes no local onde o padre vai rezar a missa. Com muita tristeza vamos recordar os momentos mais prazerosos da vida de ALICE FONSECA VENTURA. A saudade é latente e, depois da missa, conversamos em família. Meu irmão e eu conduzimos tia IRENE até sua casa. Ela tem dificuldade para se locomover. Mas nem isso esmorece a sua vontade de viver e, amanhã, com a MARIZETE, FELIPE e outras pessoas, participará de uma viagem até CAMPOS DO JORDÃO.  Com o meu irmão CARLOS conversamos sobre os bens deixados pela nossa mãe. Digo-lhe que nada quero da sua casa, a não ser o oratório que a MARLENE pediu. O CARLOS acerta as contas comigo e somente depois das 22 horas é que ele me deixa na estação de POÁ. Com muito frio, receoso do horário, faço uma dificultosa viagem de retorno para GUARULHOS. Quando chego à Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO, quase à meia-noite, encontro uma multidão de jovens participando da quermesse. O PAULO CÉSAR e a KÁTYA estão “faturando” com a venda de “batidas” na garagem. LUCINDA brinca com o IAGO e vai ainda permanecer até às 3 horas da madrugada sem conseguir dormir.

Um incêndio destruiu cerca de 30 barracos na favela ALDEINHA, localizada na avenida NICOLAS BOER, no Parque Industrial THOMAS ÉDSON, na BARRA FUNDA. Os bombeiros foram acionados às 22:20 horas de 11 de junho e deslocaram 18 veículos para o local. Eles conseguiram controlar o fogo antes da meia-noite, mas o trabalho de rescaldo se estenderam pela madrugada afora.

Atiradores mataram hoje o vice-chanceler do IRAQUE, BASSAM QUBBA, um dos diplomatas mais experientes do País, quando ele deixava sua casa, em BAGDÁ, para trabalhar no distrito sunita de ADHAMIYA, na capital iraquiana. Os assassinos não foram identificados. Foi a primeira morte de uma figura de destaque do governo interino iraquiano, que assumiu em 1 º de junho último e deverá receber a soberania sobre o IRAQUE das mãos dos americanos no próximo dia 30. O ataque deste sábado foi o segundo contra integrantes do governo interino em quatro dias. Na quarta-feira, dia 9, o vice-ministro da Saúde, AMMAR AL-SAFAR, escapou de uma tentativa de assassinato, também na região de AL-AZIMIYA.

ASSISTO na BANDEIRANTES “AMOR E SEDUÇÃO”, de 1996. Dirigido por VICANGELO BULLCK, com LINDA HOFFMAN, DK KELLY e CARRIE STEVENS. Bela mulher rompe com o amante casado e se isola no apartamento que ele alugou para ela (onde outra mulher foi assassinada). Atormentada por pesadelos, ela começa a piorar, mas surge o rapaz da manutenção para ajudá-la. Por pouco também ela não é assassinada, mas ela descobre que o seu chefe foi amante dessa mulher que lhe aparece nos sonhos. Depois, uma colega sua vem a ser morta. No final, a revelação, a assassina é a esposa ciumenta do chefe.    

2 005  :    -   DOMINGO
Na madrugada, o ex-campeão mundial MIKE TYSON não conseguiu evitar um novo vexame e foi derrotado por nocaute técnico, no final do sexto assalto, para o irlandês KEVIN McBRIDE, um pugilista de 32 anos, 33 vitórias, quatro derrotas e um empate e nenhuma credencial. Foi a terceira derrota do norte-americano em suas últimas quatro lutas – e a sexta de sua carreira. TYSON admitiu, ao fim do combate, que deve se aposentar.

Levanto tarde neste domingo de alta temperatura. Estou arrumando toda a papelada para o registro no computador, após ler os jornais “O ESTADO DE SÃO PAULO”, “JORNAL DA TARDE”, “DIÁRIO DE SÃO PAULO” e “AGORA”, quando a LUCINDA recebe um telefonema de sua sobrinha, KELLEN CRISTINA, pedindo para usar o meu computador, num trabalho escolar. Consinto, pensando que fosse apenas algumas páginas, mas depois me arrependo. A KELLY usa algumas horas para executar sua tarefa e isso me atrasa. Depois do almoço, com início às 14 horas, começa o GP DO CANADÁ, com JENSON BUTTON saindo na frente dos demais pilotos.   

Telefona-me a doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Conta-me que amanhã haverá reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. Diz que também acontecerá eleição no dia 22 próximo no IHGSP e pede para que eu avise o CORONEL PM Ref GERALDO MENEZES GOMES e o MAJOR PM ARRUDA.

Durante um bom tempo permaneço digitando minhas memórias e imprimindo os últimos dias já no computador, após o atraso proporcionado pela KELLEN CRISTINA, no uso do aparelho.

Assisto o GP DO CANADÁ. O finlandês KIMI RAIKKONEN tem agora 37 pontos no MUNDIAL DE PILOTOS, contra 59 de FERNANDO ALONSO, da RENAULT, que hoje bateu no muro e abandonou. Quem se deu bem foi a FERRARI. MICHAEL SCHUMACHER, que largou em segundo e caiu para sexto logo após a largada, ficou com a segunda colocação. No campeonato, o heptacampeão tem 24 pontos. RUBINHO, que largaria em último lugar por não ter conseguido fazer volta no treino classificatório, saiu dos boxes e terminou na terceira colocação, completando 60 pódios em sua carreira – mesmo número obtido pelo tricampeão mundial NELSON PIQUET  e o escocês DAVID COULTHARD. O líder nesse ranking é, para variar, SCHUMACHER, com 138 pódios.GIANCARLO FISICHELLA, companheiro de ALONSO na RENAULT, abandonou com problemas mecânicos – assim como TAKUMA SATO, da BAR. Seu parceiro, JENSON BUTTON, que foi o POLE POSITION, também bateu no muro. JUAN PABLO MONTOYA foi desclassificado. NICK HEIDFELD, da WILLIAMS, também não concluiu a prova. JARNO TRULLI, da TOYOTA, que estava em terceiro lugar até a oito voltas do fim, foi afetado por problemas de freio. O brasileiro FELIPE MASSA, da SAUBER, acabou beneficiado e chegou na quarta colocação – igualando o melhor resultado de sua carreira na Fórmula 1, o quarto lugar no GP da BÉLGICA em 2004.

O piloto japonês KEISUKE SATO morreu hoje após um acidente durante o treino classificatório para as QUATRO HORAS DE SUZUKA. O piloto, de 24 anos, perdeu o controle de sua moto quando tentou evitar passar sobre uma mancha de gasolina deixada na pista em um acidente anterior. Em seguida, o piloto acabou se chocando contra uma barreira de proteção.

Os dois times de maior torcida do País fizeram um jogo cheio de gols para arquibancadas vazias, por causa da punição da Justiça desportiva: o CORINTHIANS venceu o FLAMENGO por 4 a 2 em MOGI MIRIM, com dois gols de JÔ, um de ABUDA e outro de ROGER. Foi a quarta vitória consecutiva do técnico MÁRCIO BITTENCOURT, que está invicto no cargo. O SANTOS cedeu o empate – 1 a 1 – ao FLUMINENSE na VILA BELMIRO, em um jogo nervoso – DEIVID foi expulso quase no final  do  primeiro  tempo. O  SÃO PAULO foi a BELÉM e empatou por 2 a 2 com o PAYSANDU. O BOTAFOGO, que venceu no sábado, mantém a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO, seguido por JUVENTUDE, PONTE PRETA, FLUMINENSE e SANTOS.

O maratonista VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA ganhou a medalha de bronze na BELLIN RUN, corrida de dez quilômetros disputada em GREEN BAY, nos EUA. Ele foi superado pelos quenianos JOHN KORIR e PAUL KOECH.

Em uma partida emocionante, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou seu segundo título em sete dias. De virada, a equipe comandada pelo técnico JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES derrotou a CHINA, atual campeão olímpica, por 3 sets a 2 e ficou com o MASTERS DE MONTREUX, na SUÍÇA.


MUNDIAL SUB-20: BRASIL fica no 0 a 0 com a NIGÉRIA. O confronto sem gols de hoje abriu as disputas do GRUPO F do MUNDIAL. O BRASIL, que defende na HOLANDA o título conquistado nos EMIRADOS ÁRABES na última edição, em 2003, dominou a posse de bola na partida, mas apresentou muitas dificuldades em traduzir essa supremacia em efetividade ofensiva. O destaque brasileiro no confronto com os nigerianos foi o meia ERNANE, que se movimentou bastante e iniciou a maioria das boas jogadas do ataque. No entanto, a dupla de frente formada por DIEGO TARDELLI e RAFAEL SOBIS não conseguiu levar vantagem no duelo contra os zagueiros africanos. Na próxima quarta-feira, dia 15, o BRASIL enfrentará a SUÍÇA, que hoje derrotou a CORÉIA DO SUL por 2 a 1.

EDINHO, filho de PELÉ, reconheceu estar envolvido com a quadrilha comandada pelo traficante NALDINHO. “Me envolvi com os caras errados. Eu sou culpado e não tem segredo”, disse ele em declaração gravada exibida hoje em programa de televisão. O ex-jogador chega a dizer que espera ficar até três anos na cadeia.
   
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA está negociando a saída do ministro-chefe da CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, como parte de um esforço para reagir às denúncias de corrupção. Os dois se encontraram hoje à noite. DIRCEU está disposto a sair, mas não sozinho: prefere que seja em meio a uma reforma ministerial ampla. Sua situação é considerada insustentável depois que o presidente do PTB, deputado ROBERTO JEFFERSON, disse que ele sabia do pagamento de mesada a deputados em troca do apoio ao governo. O nome mais cotado para o lugar de DIRCEU é o do governador do ACRE, JORGE VIANA. A pressão por mudanças envolve também o afastamento do tesoureiro do PT, DELÚBIO SOARES, apontado por JEFFERSON como organizador do chamado mensalão. Os petistas passaram o dia em reuniões hoje, na GRANJA DO TORTO, na casa de DIRCEU e em apartamentos funcionais. Amanhã, LULA deve falar sobre o caso em seu programa de rádio.

Hoje à tarde, uma missa na Catedral de SANTO ANTÔNIO, em DUQUE DE CAXIAS, foi acompanhada por mais de dois mil fiéis. A cerimônia litúrgica marcou a troca de comando da DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS e SÃO JOÃO DE MERITI, na BAIXADA FLUMINENSE. Dom MAURO MORELLI deixa a direção da diocese e será substituído por dom JOSÉ FRANCISCO RESENDE. Dom MAURO ficará como bispo emérito e terá mais tempo para se dedicar ao programa de combate à fome na região. A missa também comemorou o DIA DE SANTO ANTÔNIO, que se celebra oficialmente amanhã.

Um acidente de trânsito deixou duas pessoas mortas e uma ferida no km 85 da Rodovia FERNÃO DIAS, na VILA NOVA GALVÃO, região do JAÇANÃ, no final de noite de sábado. Cerca de cinco horas antes na mesma rodovia, mas no Estado de MINAS GERAIS, seis pessoas, entre elas uma criança, morreram carbonizadas após uma colisão entre o GOL em que estavam e um caminhão SCANIA. Em SÃO PAULO, o motorista CELSO LUIZ GUIDINI, de 55 anos, perdeu o controle da picape que dirigia, por volta das 23:30 horas. O veículo capotou e acabou atingindo ARNOUD BATISTA DA SILVA JÚNIOR, de 25 anos, que estava no acostamento. GUIDINI e a passageira ANELEIG BOTÂNICO CHAN, de 49 anos, morreram no local.  SILVA JÚNIOR está internado no Hospital Municipal Vereador JOSÉ STORÓPOLI.
              
O PROGRAMA MUNDIAL DE ALIMENTOS da ONU organizou hoje, em 90 países, a Caminhada ao Redor do Mundo Contra a Fome. Em SÃO PAULO, o evento reuniu centenas de pessoas. A campanha arrecada verbas para países pobres.

Os italianos começaram hoje a votar no plebiscito que vai decidir se serão revogados os aspectos mais polêmicos da lei de fecundação assistida, aprovada pelo Parlamento e considerada a mais restritiva da EUROPA por vetar a pesquisa com células-tronco e equiparar os direitos do embrião aos do bebê. A consulta só terá o resultado validado caso supere o quórum de metade mais um dos 50 milhões de eleitores. 

A jornalista francesa FLORENCE AUBENAS, de 44 anos, e seu guia iraquiano, HUSSEIN HANUN, foram libertados depois de mais de cinco meses de cativeiro no IRAQUE e de intensa campanha internacional para obter sua soltura. Segundo a organização não-governamental “MÉDICOS SEM FRONTEIRAS”, houve pagamento do resgate de 15 milhões de euros, informação desmentida pela FRANÇA.

Pelo menos 8 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em 4 atentados a bomba em AHVAZ, província iraniana do KHUZESTÃO. Há mulheres e crianças entre os mortos. Nenhum grupo extremista assumiu a autoria, mas a polícia trabalha com duas hipóteses: podem ser o MUJAHIDINE DO POVO (guerrilheiros que lutam contra TEERÃ) ou árabes-iranianos descontentes com o governo.

O Estado do MISSISSIPI, nos EUA, espera enterrar seu passado racista com o julgamento, a partir de amanhã, de RAY KILLEN, ex-dirigente da KU KLUX KLAN (KKK), (entidade cuja principal característica é a luta pela supremacia branca), acusado da morte de três militantes anti-racistas em 1964 – num caso que foi consagrado com o filme MISSISSIPI EM CHAMAS, de ALAN PARKER. Por mais de 40 anos, KILLEN, de 80 anos, antigo empregado de uma serralheria e que virou pastor evangélico, viveu calmamente, a apenas alguns quilômetros do local do crime. Mas, no último mês de janeiro, ele foi acusado de ser o autor intelectual dos homicídios. KILLEN declarou-se inocente das acusações. O americano é o primeiro e único incriminado pela morte dos três jovens, que na época comoveu os EUA e pôs em evidência as práticas racistas de então em alguns Estados. A KKK, conhecida por ser uma sociedade racista e terrorista, teve origem em meados de 1865 e contava com a atuação de veteranos sulistas. Eles tinham o objetivo de impedir a integração dos negros como homens livres com direitos adquiridos e garantidos por lei após a abolição da escravidão no país. Uma das principais características da organização era o uso de capuzes pontiagudos e mantos brancos, que impediam o reconhecimento de quem os usava. A luta contra o racismo mobilizou os EUA nos anos de grandes conflitos raciais. Entre os principais ícones dessa luta destaca-se o líder negro MARTIM LUTHER KING.

2 006   :    -    SEGUNDA-FEIRA         K120183151 – 1154/  - 16/16515
Pela manhã, após ler os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e AGORA, passo a digitar as principais notícias, ao mesmo tempo que, pela TV, assisto o jogo AUSTRÁLIA versus JAPÃO, pela COPA DO MUNDO. Essas duas seleções estão na chave do BRASIL e CROÁCIA. Essas quatro seleções pertencem ao GRUPO F.      

Vou para a cidade de SÃO PAULO por volta das 11:30 horas. Passo pelo BANESPA, nos bombeiros, a fim de retirar dinheiro – 400 reais – que LUCINDA prometeu entregar ao encarregado das obras, o FUSQUINHA, ainda hoje.  Depois, procuro os oficiais do MMDS. Durante esses jogos da COPA é impossível trabalhar. Eles estão assistindo a partida entre EUA e REPÚBLICA TCHECA.
No MMDC, vamos encontrar: GINO STRUFFALDI, CORONEL PM Res MENDES, ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM, CARLOS FANCHIONI. Atendemos um senhor que está tratando dos papéis para colocar as cinzas de seu pai no próximo 9 de Julho. Recebemos a visita do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, NÚCLEO DE JAHÚ, Dr REGINATO, que vem acompanhado de sua irmã. Ele vem contar os trabalhos efetuados naquele Município. Solicita dois capacetes nossos e fala do que pretende fazer no 9 de Julho. Pouca coisa podemos conversar com o Dr REGINATO, pois o MENDES e eu vamos para GUARULHOS, a fim de fundar a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, naquele Município, na CASA DO ADVOGADO, rua LUÍS FACCINI, n º 394. O presidente da OAB-SP, secção de GUARULHOS, Dr AILTON TREVISAN, cede as dependências da CASA DO ADVOGADO. São doze pessoas presentes na criação desse núcleo. Passam-se agora as conversas para a escolha do primeiro presidente executivo do núcleo. É marcada a data de 12 de julho para a posse desse presidente e também da discussão e aprovação do Estatuto. Durante um certo tempo estaremos elaborando esse Estatuto, baseado principalmente no da sede e aquele criado na LAPA. Estão presentes: doutores TREVISAN, TROMBETTI, ROMAGNOLI, DI SISTO, LESSA, JANAÍNA, JOEL. Esses são considerados fundadores do núcleo. Ainda não se decidiu quem será o presidente. Gostaríamos que fosse o presidente da OAB/SP, secção de GUARULHOS, mas TREVISAN diz que suas ocupações não permitem assumir esse cargo. TROMBETTI também é super-ocupado. O MENDES e eu julgamos que, por pertencer à sede, estamos eticamente impedidos de dirigir esse núcleo. Nos próximos dias, o estatuto do núcleo será montado, com a ajuda de todos.
Por volta das 19 horas deixamos a CASA DO ADVOGADO. Os doutores DI SISTO e TROMBETTI transportam-me até minha residência.
LUCINDA presenteia-me por ser DIA DOS NAMORADOS. Logo cedo já lhe entreguei o presente.
Assisto o JORNAL NACIONAL e, depois, na AXN, mais um capítulo de LOST. Surge a francesa DANIELLE ROUSSEAU, uma pessoa que vive há meses na ilha. Numa de suas armadilhas, numa rede, é capturado HENRY GALE. Ela se encontra na companhia de SAYID e, este, resolve libertar o prisioneiro. Mas DANIELLE dispara uma flecha contra HENRY, atingindo o seu ombro. Nesse episódio revela-se o passado de SAYID, como membro do governo que, prisioneiro, soube que seu comandante matou muita gente usando o gás sarim. É obrigado a interrogar severamente o seu próprio Comandante, TARIQ, também capturado pelos inimigos. Mais tarde, com a confissão de TARIQ e os dados fornecidos, SAYID é posto em liberdade.    
HENRY GALE, ferido, é levado para o interior da construção do projeto DHAME. JACK trata de extrair a flecha de seu ombro. Depois, o levam para o depósito das  armas. SAYID induz LOCKE a trocar o segredo da porta do depósito, onde está detido HENRY. SAYID interroga brutalmente HENRY sobre a sua permanência na ilha. Não acredita na história que ele lhe conta. Quer saber de detalhes como se deu a sua queda de balão na ilha, o porquê estava no balão, que fim levou sua esposa, onde ela está enterrada. Enquanto faz as perguntas, vai espancando HENRY. JACK exige que LOCKE abra a porta do depósito, justamente quando está chegando o momento de apertar o botão e acionar o código dos 108 minutos. Dentro dessa situação, LOCKE é obrigado a abrir a porta e JACK impede que SAYID continue a bater em HENRY.
SAYID conta para CHARLIE o que aconteceu com HENRY GALE, desde a sua captura. Ele o considera como inimigo.
Depois do capítulo de LOST, passo a assistir 24 HORAS, na FOX. As ações se passam entre 21 e 22 horas do dia em que os EUA sofreram a maior ameaça de sua existência, com a possibilidade de milhares de seres humanos serem mortos pelo SENTOX. 
WAYNE PALMER é atacado por agentes da CASA BRANCA, a mando do vice-presidente, que conspira contra LOGAN. Ele marcou um encontro particular com o chefe de segurança AARON. Este, desconfiado, pois já se passaram alguns minutos do encontro marcado, vai ao local onde aconteceu o acidente. AUDREY RAINES foi denunciada pela terrorista COLETTE STENGER de ter fornecido o mapa do local onde o gás SENTOX irá ser lançado.
KAREN, que chefia a segurança nacional, agora englobando a UCT (após o ataque com o gás letal, onde 40% dos agentes morreram), manda que AUDREY seja submetida a um interrogatório, inclusive com emprego de substâncias químicas. JACK pede para falar com AUDREY antes desse suplício. CHROE, a mando de JACK BAUER, investigou os últimos passos de AUDREY e descobriu que ela teve um encontro com CUMMINGS num hotel. Este, suicidou-se a poucas horas, depois de ser desmascarado como participante da trama do gás SENTOX, junto com HENDERSON.
Na UCT, apresenta-se SHARI ROTHENGERG, que ficará ocupando o lugar que foi de EDGAR, morto pelo gás letal. Esta moça foi assediada, sexualmente, por um dos importantes membros da segurança nacional, que agora dirige também os destinos da UCT. Ela é ameaçada por esse elemento, mas CHLOE a protege, inclusive dizendo que irá denunciá-lo a KAREN, se continuar perseguindo SHARI.
JACK interroga AUDREY. Esta teve mesmo um caso com CUMMINGS, logo após saber da “morte” de JACK, na temporada anterior. BAUER força AUDREY a revelar o que realmente houve entre ela e CUMMINGS, e fica certo de sua inocência. COLETTE a envolveu para complicar as investigações a seu respeito.
BIERKO e seus asseclas simulam uma briga perto onde estão guardadas as latas do SENTOX. Uma patrulha aparece nesse momento. Os soldados são subjugados pelos terroristas e suas fardas são roubadas, bem como as latas do gás letal. BIERKO leva-as para um dos locais de distribuição de gás natural a população. O plano é introduzir o SENTOX nos tubos que levam o gás natural às casas dos usuários. Isso mataria milhares de pessoas.
BAUER, ajudado por CHLOE, procura descobrir as ligações de COLETTE com HENDERSON. Vai ao local onde ela está detida e, usando da força, exige que ela diga o local onde será lançado o SENTOX. Obtida a confissão, ele evita que AUDREY seja submetida ao interrogatório com uso de substâncias químicas. Depois, se une a CURTIS e, de helicóptero, conduz os agentes para o centro de distribuição de gás natural. BIERKO e sua equipe conseguiram subjugar os guardas e força a introdução do gás nas tubulações. Para isso a pressão das máquinas precisa diminuir.
SHARI, que já foi química, antes de ir trabalhar na segurança nacional, informa CHLOE que a pressão deverá ser reduzida bastante para a colocação do gás. Isso é informado para BAUER e os agentes que cercam o local onde estão os terroristas.
AARON procura encontrar WAYNE PALMER.  Isso acontece mas são surpreendidos por um tiroteio dos agentes do vice-presidente, que estão com ordem de liquidá-los . Eles conseguem fugir. 
No momento em que BIERKO consegue introducir o SENTOX nas tubulações do Centro de Distribuição de Gás Natural, BAUER e seus companheiros atacam os terroristas. Para impedir que o gás chegue às residências da população, BAUER explode as tubulações. JACK tenta capturar BIERKO quando explode o principal tanque de armazenamento do gás natural.

O PM WILLIAN VICARI – que trabalhava na 1ª Companhia do 5 º Batalhão de Polícia Militar – foi assassinado hoje à tarde, na Avenida GUAPIRA, no bairro TUCURUVI, zona norte. Segundo testemunhas, os criminosos chegaram num FORD FIESTA. O PM VICARI estava de folga e saía de uma imobiliária quando os bandidos tentaram assaltá-lo. Ele não teve tempo de reagir. Foi baleado e os assaltantes fugiram sem deixar pistas.

Mais de mil famílias ligadas ao Movimento dos Sem-Terra e à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de MATO GROSSO DO SUL mantêm reféns, desde as 6 horas de hoje, 28 funcionários da Fazenda TEIJIN. Segundo líderes dos dois movimentos, não há previsão para a liberação dos empregados e do desbloqueio dos acessos ao local. A fazenda ocupada está situada em NOVA ANDRADINA, a 240 quilômetros de CAMPO GRANDE, região leste do Estado, e tem 28,5 mil hectares.

Entidades de direitos humanos irão pedir ao governador CLÁUDIO LEMBO a saída do secretário de Segurança Pública, SAULO DE ABREU FILHO. A campanha é da Comissão Especial Independente dos Direitos de Defesa da Pessoa Humana (CONDEPE), formada por representantes de entidades e órgãos públicos, e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos. Eles se reuniram hoje com os promotores de Justiça NEUDIVAL MASCARENHAS e MARCELO OLIVEIRA, designados pelo procurador geral do Ministério Público de SÃO PAULO, RODRIGO PINHO, para acompanhar investigações sobre as mortes entre os dias 12 e 20 de maio, guerra entre o PCC e polícia.  

FALECEU o físico pernambucano JOSÉ LEITE LOPES, aos 87 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, no Hospital SAMARITANO, em BOTAFOGO, RIO. Ele estava internado desde dezembro de 2005. O teórico de projeção internacional nasceu em 1918. Tornou-se PhD em 1946 pela Universidade de PRINCETON (EUA), estudando com um dos mais importantes nomes da Física, o Prêmio NOBEL LINUS PAULI. Três anos depois, fundou o CBPF junto com o destacado físico brasileiro CÉSAR LATTES, entre outros. Nos anos 1950, participou da formação da Comissão Nacional de Energia Nuclear e, depois, sugeriu a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Cassado pela ditadura em 1969, quando era professor de Física Teórica da Faculdade Nacional de Filosofia, LEITE LOPES deixou o BRASIL. Após nova passagem pelos EUA, se fixou em ESTRASBURGO, na FRANÇA, onde viveu até 1986.
LEITE LOPES foi autor de obras importantes, como FONDEMENTS DE LA PHYSIQUE ATOMIQUE (1967), LECTURES ON SYMMETRIES (1969) e GAUGE FIELD THEORIES (1981). Entre suas paixões, estavam o time do BOTAFOGO e as mulheres. No livro IDÉIAS E PAIXÕES, escreveu: “Depois da mulher é que vêm as outras belezas: a beleza da ciência, das artes, da pintura, da música (...). A mulher supera tudo isso”.

O PMDB sepultou hoje, em decisão unânime da executiva nacional, a candidatura própria à Presidência da República. Por onze votos a zero, o partido decidiu ainda que, por não ter candidato, também não será realizada a convenção nacional marcada para o próximo dia 22.

Saiu do GRUPO SEPULTURA, a banda brasileira de maior sucesso internacional, o baterista IGGOR CAVALERA, um de seus fundadores. Seu irmão MAX deixou a banda há alguns anos para seguir carreira-solo.

A luta de poder nos territórios palestinos atingiu hoje seu mais grave momento desde que o grupo radical islâmico HAMAS assumiu o governo da AUTORIDADE PALESTINA, em fins de março. Centenas de militantes das BRIGADAS DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA (braço armado do partido laico FATAH), puseram fogo em dependências do Parlamento e nos escritórios do primeiro-ministro ISMAIL HANIYE, do HAMAS, em RAMALLAH, na CISJORNÂNIA. Os militantes das BRIGADAS saíram às ruas com membros da Segurança Preventiva, unidade subordinada ao presidente da AP, MAHMUD ABBAS.

A AL-QAEDA anunciou hoje que já tem um sucessor para continuar com a campanha de atentados suicidas e decapitações de reféns de ABU MUSAB AL-ZARQAWI, morto na quarta-feira, dia 7 de junho, num bombardeio. Num site islâmico na internet, a rede terrorista disse que sua liderança no IRAQUE estará a cargo de ABU HAMZA AL-MUHAJIR, possível pseudônimo de um militante já conhecido. O presidente BUSH disse que AL-MUHAJIR “será incluído na lista dos que vamos levar à Justiça”.

O compositor austríaco GYORGY LIGETI morreu hoje em VIENA, aos 83 anos. O secretário de Estado austríaco para a Arte, FRANZ MORAK, recordou a influência do músico sobre gerações de jovens artistas. LIGETI foi considerado um dos grandes nomes do século XX. Uma de suas obras mais conhecidas é a trilha de 2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, de KUBRICK.

2 007     :      -      TERÇA-FEIRA
Participo de uma reunião no Salão de Conferências do Quartel do Comando Geral a fim de tratar de assuntos referentes à solenidade do 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral, neste ano com especial deferência ao JUBILEU DE DIAMANTE. O coordenador dessa cerimônia é o CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAES, Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. O Comandante da Tropa será o CORONEL PM LAMOSO, Comandante do CPA/M-11 (recentemente promovido a esse posto). Na mesa de trabalhos desta manhã estão nós três e também o tenente LUIZ ANTONIO, responsável pela feitura da Nota de Serviço.
Entre os presentes: TENENTE-CORONEL PM ALMIR RIBEIRO, do CPChq; CAPITÃO-DE-CORVETA DINO ÁVILA BUSSO, do Comando do 8º Distrito Naval; ROBERVAL NUCCI (Cerimonial do Palácio dos Bandeirantes); JOHN LANDARES (secretaria de Comunicação do Palácio); 1º TENENTE Fem PM LUCIANA P. NEVES ROLDAN, da APMBB; VALÉRIA APARECIDA DA SILVA (Chefe do Cerimonial da Polícia Civil); DÚCIUS L. MIZIARA (delegado de Polícia do DGP); 2º TENENTE BEATRIZ VILHENA M. SALDANHA (Comando Militar do Exército Sudeste); 1º TENENTE ROBERTO LANCELLOTTI ZUCCARO (Comando Militar do Exército Sudeste); CAPITÃO PM JOSÉ CARLOS DOS SANTOS (CPRv); 1º TENENTE Inf LON GUARANAY CARDOSO LOPES (IV COMAR); CAPITÃO PM MARCEL LACERDA SOFFNER (PM-5); INSPETOR REGIONAL HAMILTON HON FERNANDES ANANIAS (Cerimonial da Prefeitura); 1º TENENTE PM RODRIGO F. CABRAL (Cerimonial da PM); 1º TENENTE PM LUIZ ANTÔNIO DOS SANTOS (Normas PM); CAPITÃO PM MÁRCIO SMEIGFINGER (3º BPChq); 2º TENENTE PM DAVID SERINO DA CRUZ (C.Mus); CAPITÃO PM LUIZ CÉZAR FREIRE (CBM); CAPITÃO PM IVAN E. PIESLAK (34º BPM/M); CAPITÃO PM ENIVALDO FOUQUET (12º BPM/M); LUIZ A. G. REBELO (CET); ROSA MARIA MENDES (CET); NENNA FERNÁNDEZ (CET); CAPITÃO PM FRANCISCO V. ANDRADE JÚNIOR (CPC); CAPITÃO PM MARCUS VINÍCIUS (DL); 2º TENENTE PM RODRIGO JULIANO DE SOUZA (2º BPChq); 2º TENENTE PM DAVID DE CARVALHO FREIXO (RPMon); ANTÔNIO DOS SANTOS FONTELES (JEEP CLUBE); 2º TENENTE PM EDUARDO SILVA DE OLIVEIRA (DF); 1º TENENTE PM JOSÉ FRANCISCO OKUMA (DP); 1º TENENTE PM JOEL CHRN (CPAM-1); INSPETOR RODOLFO R. SMANZANO (Guarda Civil Metropolitana) e CAPITÃO Fem PM ELIANE BORGES DA CRUZ (5ª EM/PM).  
Praticamente estão representados todos os setores que irão desenvolver atividades na solenidade. O coordenador CORONEL PM ELISEU, já conhecedor de todos os problemas de tão complexo evento, pois trabalhou em eventos passados, com paciência e bom senso desenvolve a reunião, repassando ponto por ponto o que está estabelecido na Nota de Serviço. Ajudo-o nos momentos necessários.
Terminada a reunião, ainda converso com vários oficiais no QCG, deixando o local depois do meio-dia.
No MMDS, tenho de presidir a reunião dos oficiais que cuidam das aulas de segurança e isso faz com que chegue um pouco tarde na Sociedade, onde já se encontra o GINO STRUFFALDI.
Recebemos do TENENTE-CORONEL LERMEN, do RIO DE JANEIRO, os CDs do evento de 24 de maio. São mais de trezentos slides que colocamos no computador. Manda quatro currículos de pessoas que deverão receber uma de nossas medalhas no final do mês.
Estamos ainda sem contato com a Internet. As funcionárias cuidam dos ofícios para as Forças Armadas, OAB, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, GUARDA CIVIL, MAÇONARIA, onde deverão ser remetidos os responsáveis pelos órgãos para indicação de autoridades que receberão a Medalha Constitucionalista em 9 de Julho.
O Comandante do 2º GACL – REGIMENTO DEODORO – TENENTE-CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, entra em contato conosco a respeito de Entrega da Medalha Constitucionalista no dia 12 de julho. Acertamos detalhes quanto a esse evento. Ele está programando uma solenidade alusiva ao Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista.
Professor JOSÉ CARLOS e MARGARIDA, do núcleo da LAPA, mantém uma longa conversa sobre uma viagem programada para BOTUCATU no sábado. O GINO não poderá ir porque estará reunido com sua família, num restaurante, comemorando os seus 93 anos (completará aniversário no próximo dia 14). O MENDES é uma incógnita, pois está em BRASÍLIA e não sabemos quando retornará. Resta a obrigação de representar a Sociedade para mim. Há uma idéia de ir de carro, com a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Precisamos acertar essa situação. Falam do trabalho da BUNGE, na restauração do acervo do Museu “MARIA SOLDADO”. Precisamos encontrar voluntários que façam plantão das 8 às 18 horas no local onde serão realizados os trabalhos de restauração, toda segunda-feira.
ROMAGNOLI e JANAÍNA, do núcleo de GUARULHOS, conversam conosco sobre o 9 de Julho que eles estão planejando na Câmara Municipal. Também estão criando uma medalha municipalista comemorativa dos 75 anos da Revolução. Permanecem conosco até depois das 17 horas. Além disso, entro em contato com a Assembléia Legislativa, para que o dia 9 de Julho também seja comemorado naquela Casa, de preferência logo após o término da cerimônia do Ibirapuera.
O CORONEL MENDES, segundo tudo indica, ainda está em BRASÍLIA. O GINO tenta manter um contato com ele, mas não consegue.
Em casa, encontro LUCINDA embaixo das cobertas, com febre. MARLENE tenta fazer com que ela tome remédios regularmente, mas sua mãe é teimosa. A gripe pegou-a de jeito.    

O rei ROBERTO CARLOS reafirmou o seu romantismo nesta terça-feira, DIA DOS NAMORADOS, com um show exclusivo no CANECÃO, no RIO. O evento marcou a abertura da turnê RC 2007 e a volta do músico ao CANECÃO, casa onde não se apresentava há quinze anos. Na platéia, a atriz CAMILA PITANGA rendeu homenagens ao REI ao lado do marido, o cineasta CLÁUDIO DO AMARAL PEIXOTO, e da avó MARIA HELENA, que assistiu pela primeira vez a uma apresentação do cantor. Neta dedicada, CAMILA conseguiu que ao final do show a sua avó recebesse uma rosa das mãos de ROBERTO CARLOS.

O turista francês GREGOR ERWAN LANDOVAR, de 35 anos, assassinado na noite de domingo, após a Parada Gay, nos JARDINS, bairro nobre da Capital, foi alertado para tomar cuidado nas ruas de SÃO PAULO por causa da violência. Na última sexta-feira, dia 8 de junho, teria sido repreendido pelo amigo e anfitrião na cidade, o escultor JOÃO MONTEIRO DA CUNHA SALGADO, de 54 anos, por ter dormido fora de casa e não tê-lo avisado. A informação é do também amigo do francês, o diretor da Rádio USP, MARCELO BITTENCOURT, e foi dada hoje, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
SALGADO, que havia se desencontrado do turista, chegou a registrar boletim de ocorrência de desaparecimento. “Ele (GREGOR) tinha saído na quinta-feira, dia 7, bebeu e dormiu fora. Apareceu sexta no fim da tarde. A pessoa que o hospedava (o escultor) reclamou: “essa cidade não é PARIS... os franceses gritam muito. Latem, mas não mordem. Aqui, se late pouco e se morde muito. Toma cuidado. Aqui a situação é mais violenta”, reproduziu BITTENCOURT.
Segundo o diretor da Rádio USP, o francês veio a SÃO PAULO para realizar tratamento dentário e, depois, pretendia viajar ao RIO DE JANEIRO e a FOZ DO IGUAÇU. A polícia acredita que o depoimento do escultor SALGADO, previsto para amanhã cedo, no DHPP deve ajudar a esclarecer os motivos do assassinato do turista francês.

Falece o BARÃO GUY DE ROTHSCHILD. Patriarca do ramo francês do clã, teve uma vida tão atribulada quanto a saga de sua família. Dono das vinículas LAFITE ROTHSCHILD e MOUTON ROTHSCHILD, juntou-se à resistência francesa na SEGUNDA GRANDE GUERRA, depois de perder o banco MAISON DE ROTHSCHILD, tomado pelos nazistas. Em 1981, perdeu a instituição novamente. Dessa vez, nacionalizada por MITTERRAND. Seu filho DAVID recuperou o patrimônio. Aos 98 anos, de causas não reveladas, em PARIS.       

2 008      :       -       QUINTA-FEIRA
Conforme o combinado com o MENDES, por volta das 7 horas o GINO e eu já nos encontramos na Rua PEDRO VICENTE. Faço uma péssima viagem de ônibus, completamente lotado.
Vamos chegar cedo ao Centro de Formação de Soldados, em PIRITUBA, que hoje está completando 24 anos de criação. Somos recepcionados pelo CORONEL PM PAULO CÉSAR FRANCO e seus oficiais, o TENENTE-CORONEL PM MACAMBYRA, o CAPITÃO PM ÉDSON, a CAPITÃO Fem PM CLÔ, o 1º TENENTE PM FLÁVIO NAKAHARADA e outros. O desembargador aposentado ÁLVARO LAZZARINI também chega cedo no CFSds.
A solenidade é presidida pelo SubCmt PM CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO. Estão presentes: CORONEL PM ISIDRO SUITA MARTINEZ (Cmt CFAP); CORONEL PM ELISEU LEITE DE MORAES (Diretor de Ensino); CORONEL PM SAINT CLAIR DA ROCHA COUTINHO SOBRINHO (Diretor de Finanças); CORONEL PM ELIZIÁRIO FERREIRA BARBOSA (Cmt do Pol Rod), CORONEL PM DANILO ANTÃO FERNANDES (Cmt do CPA/M-5); CORONEL PM MARCO ANTÔNIO ALVES MIGUEL (Cmt APMBB); CORONEL PM Res PAULO DE TARSO DIÓGENES; CORONEL PM Res HOLLYWOOD, CORONEL PM Res DAVANZZO (esses três comandaram o CFSds e são homenageados nesta manhã).
TENENTE-CORONEL CODELO, nosso tesoureiro na Sociedade, e que durante alguns anos trabalhou no CFSds, também comparece nesta manhã no aniversário de sua antiga Unidade. Outro TENENTE-CORONEL PM Res, que também passou pelo Centro de Formação de Soldados, o PINHEIRO, também está conosco. O TENENTE-CORONEL PM Res JOSÉ KOKI KATO, que passou grande parte de sua carreira na ativa dedicada ao ensino (CFAP e CFSds), comparece para esse evento.
Mais de mil alunos-soldados participam da formatura da tropa. A cerimônia é simples, mas muito significativa para esses jovens que estão iniciando sua carreira na Polícia Militar.
Logo depois do desfile, vamos nos despedir dos companheiros de farda, pois o MENDES tem outros compromissos. Ainda no CFSds acertamos uma demonstração dos alunos-soldados para 11 de julho, nos moldes daquela realizada em 29 de junho de 2007, que foi filmada e causou enorme repercussão na Internet e nas solenidades de 19 de maio na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e também em GUARULHOS. Ele nos deixa na estação de Metrô ARMÊNIA. O GINO vai para sua casa. Combinamos ir até a APMBB amanhã cedo. O novo Comandante daquela Casa de Ensino irá assumir, formalmente o cargo, por volta das 11 horas.
Na Sociedade, tenho de atender várias visitas e também vários telefonemas. O CORONEL PM NELSON DE ALMEIDA, Assistente Militar do Tribunal de Justiça, recebeu ontem o nosso ofício, levado pela MARINEI, e deixou acertada uma visita à subprefeitura da área Centro para segunda-feira, às 15 horas. Sou obrigado a entrar em contato com o FRANCISCO GIANNOCCARO cancelando o nosso comparecimento na reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, também na segunda-feira, no mesmo horário combinado para irmos à subprefeitura. É que seria entregue a Medalha MMDC para o MARADEI, da Associação Comercial. Essa pessoa não a recebeu no dia 23 de maio por problemas particulares.
ROQUE PETRONI vem acertar os últimos detalhes para a imortalização dos restos mortais de seu pai, ex-combatente de 32, no Monumento Mausoléu no próximo 9 de Julho. Uma senhora, JOANA D´ARC, força a situação de colocar as cinzas de seu pai no Monumento, apesar de saber que não há mais vagas para isso. Ela até se propõe a mandar fazer uma urna idêntica às que usamos para transportar as cinzas dos heróis.
O JOSÉ D´AMICO pretende mandar um ofício para o presidente da Assembléia Legislativa solicitando o emprego da TV ASSEMBLÉIA no 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista. Ele traz uma minuta para ser transformada em documento oficial da Sociedade. Conversamos também sobre a colocação de uma placa no hall de entrada da Assembléia em novembro, comemorando o Jubileu de Diamante da instalação da Constituinte, em 1993, vitória moral da Revolução Constitucionalista.
A visita do veterano PAULO BARROS CAMARGO, afastado há anos da Sociedade, residente em CAMPINAS, vem estudar comigo a possibilidade de se formar um núcleo da Sociedade naquele Município. Antigamente, ele era presidente de um departamento do MMDC, figura que não existe mais. Ele já está com bem mais do que 90 anos e teme que a Sociedade deixe de existir em CAMPINAS.
Com a cabeça cheia de problemas, cansado, deixo o MMDC. Faço uma viagem dormindo. As atividades de hoje me afetaram a saúde.     
O CORONEL MENDES telefona nesta noite. Diz que o CORONEL PM Ref NIOMAR quer conversar conosco. Tento fazer um contato com ele, mas não consigo.

O PALMEIRAS deu a volta por cima em grande estilo no BRASILEIRÃO ao golear o CRUZEIRO por 5 a 2 no PALESTRA ITÁLIA. O triunfo, além de levar o time para a quinta posição, com dez pontos, espantou a crise que rondava o PARQUE ANTÁRTICA. O CRUZEIRO, que apesar da derrota se manteve na vice-liderança, com 13 pontos, mandou no início do jogo. Tanto que os mineiros abriram o placar logo aos 16 minutos, com MARCINHO, de pênalti. No entanto, a expulsão de THIAGO MARTINELLI, aos 28 minutos, desestabilizou o time azul. Com o empate e um jogador a mais em campo, o PALMEIRAS alugou o campo cruzeirense e passou a pressionar. A segunda etapa foi toda do VERDÃO. Com DIEGO SOUZA em noite inspirada e VALDÍVIA com espaços de sobra para armar o time, o ALVIVERDE partiu para a goleada.

Ao contrário do que aconteceu no tranqüilo desembarque em CUMBICA, o embarque do CORINTHIANS, hoje à tarde, em RECIFE, não foi nada tranqüilo. No aeroporto de GUARARAPES lotado, um grupo de cerca de quinze torcedores que esperava seu vôo para volta a SÃO PAULO xingou o elenco do TIMÃO, que perdeu a final da COPA DO BRASIL para o SPORT por 2 a 0, na noite de quarta-feira, dia 11 de junho. O goleiro FELIPE e o atacante DENTINHO foram os principais alvos da revolta, acusados de “pipoqueiros”. Entre os poucos poupados pela torcida estavam o atacante HERRERA, artilheiro do time na temporada, com 12 gols marcados, e o técnico MANO MENEZES, principal responsável pela melhoria de produção da equipe durante a COPA DO BRASIL e a Série B. Com a situação controlada no aeroporto, os jogadores não deram bola para os torcedores e entraram no avião com tranqüilidade.  

Por volta do meio-dia, três criminosos pagaram 12 reais de entrada para roubar quatro obras da ESTAÇÃO PINACOTECA avaliadas em um milhão de reais. Levaram “MULHERES NA JANELA” (1929), óleo sobre cartão de DI CAVALCANTI; “O PINTOR E SEU MODELO” (1963), gravura de PABLO PICASSO; “MINOTAURO, BEBEDOURO E MULHRES” (1933), outra gravura de PICASSO; e “CASAL” (1919), guache sobre cartão de LASAR SEGALL. Não há seguro para nenhuma das obras.
Foi o primeiro roubo registrado em um museu estadual paulista e ocorreu seis meses depois do furto de quadros de PICASSO e CÂNDIDO PORTINARI do Museu de Arte de São Paulo (MASP). As obras retiradas da ESTAÇÃO pertencem ao acervo da Fundação JOSÉ E PAULINA NEMIROVSKY e integram o maior conjunto particular de arte moderna conhecido no País. Estavam emprestadas por comodato desde 2004, quando foi firmada uma parceria com a PINACOTECA DO ESTADO. Imagens foram gravadas pelo circuito interno de TV e a polícia já tem um retrato falado de dois ladrões – um mulato de 25 anos e 1,70 metro e um negro de 1,60 m, que usava boné e óculos escuros. As mesmas pessoas já haviam sido filmadas na semana passada e o carro usado no crime também pode ter sido filmado pelas câmeras.
 
Sem participar das decisões sobre mudanças no trânsito de São Paulo desde o fracasso das faixas para motos na Avenida 23 de Maio, em janeiro passado, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ROBERTO SCARINGELLA, de 66 anos, deixou hoje, após três anos e meio, o cargo. O secretário municipal dos Transportes, ALEXANDRE DE MORAES, acumulará a função a partir de amanhã.
SCARINGELLA também já dirigiu o METRÔ, presidiu o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e foi secretário municipal dos Transportes entre 1986 e 1987. Ele ainda foi diretor superintendente do Instituto Nacional de Segurança de Trânsito (INST), de 1992 e 2001.
Agora, o técnico vai permanecer no Conselho de Administração da CET. SCARINGELLA também é integrante do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).
O ex-secretário adjunto de Cultura de GUARULHOS, LINDENBERG TOMÉ JÚNIOR, de 36 anos, que deixou o cargo para concorrer a uma vaga como vereador, se envolveu num acidente de trânsito hoje de madrugada. Ao ser abordado por policiais, ele não apresentou a carteira de habilitação e alegou que o documento estava vencido. Numa consulta ao sistema do DETRAN, a polícia verificou que a carteira perdeu a validade em junho de 2001.

O senador MAGNO MALTA deu voz de prisão a duas pessoas durante audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, da qual é presidente, realizada hoje na Assembléia Legislativa de São Paulo. O pai-de-santo VÁLTER JOSÉ FERREIRA, de 55 anos, e o auxiliar administrativo DAVID JOSÉ FERREIRA, de 29, tiveram prisão temporária de 30 dias decretada pelo Departamento de Inquéritos e Polícia Judiciária (DIPO) e foram algemados no Salão JOSÉ BONIFÁCIO. Os dois são apontados como suspeitos de colaborar com a rede de pedofilia disseminada pela Internet, descoberta por policiais da 5ª Seccional. O pivô da investigação é o operador de telemarking MÁRCIO AURÉLIO DE TOLEDO, de 36 anos, que está preso. Outro investigado era o TENENTE PM FERNANDO NEVES BRAZ, de 34 anos, que ao saber que teve conversa com MÁRCIO monitorada pela polícia, se matou.

Gravações apreendidas por uma operação da Polícia Federal flagram o prefeito de JUIZ DE FORA (MG), que foi preso hoje, em cenas de corrupção explícita. Em imagens enviadas à Justiça e que estavam em poder do próprio prefeito, ele aparece recebendo sacos de dinheiro, negociando propina em troca do reajuste da tarifa de ônibus da cidade e ameaçando empresas que resistiam a abastecer o esquema. 

Morre o ator francês JEAN DESSAILY. Ele foi um ator importante do cinema francês nos anos 1960, quando trabalhou em filmes de grandes diretores como FRANÇOIS TRUFFAUT e JEAN-PIERRE MEVILLE. Morre de madrugada, em PARIS, aos 87 anos. A causa da morte não foi revelada pela família. Integrante da companhia de teatro de JEAN-LOUIS BARRAULT e MADELEINE RENAULT, ele foi casado com a também atriz SIMONE VALÈRE. No cinema, viveu o marido adúltero de UM SÓ PECADO, de TRAUFFAUT, contracenando com FRANÇOISE DORLÉAC, e co- estrelou dois clássicos de MELVILLE, mestre do policial à francesa, TÉCNICA DE UM DELATOR e EXPRESSO PARA BORDEAUX.

2 009           :       -     SEXTA-FEIRA
A gripe pegou forte no JOÃO GOMES. Ontem à noite estava com 40º de febre, causando apreensão na sua mãe, que, por sinal, também está gripada. Hoje, JOÃO GOMES queixa-se de dores de estômago e não está bem. LUCINDA, apesar de doente, cuida da casa e procura esquecer que está gripada. Vamos ler os jornais pela manhã e, depois das 11 horas, embarcamos num lotação com destino à estação TIETÊ do Metrô. O frio e um chuvisqueiro desagradável faz com que tudo fique ruim. Passo pela Sociedade. Hoje dispensamos a MARINEI e apenas vou imprimir minhas memórias, aproveitando essa situação de tranqüilidade.
VICTÓRIO telefona-me. Convida-me para almoçar. Precisamos discutir assuntos da nossa entidade. Diz ele que o DUE iniciará uma viagem de avião até a BAHIA, na segunda-feira. Vai fazer um estágio na nossa co-irmã.  
Quando chego em casa LUCINDA conta que o JOÃO GOMES foi levado ao Hospital de Base de GUARULHOS, pela sua irmã MARLENE e pelo filho PAULO CÉSAR para receber os cuidados médicos nesse estado gripal em se encontra. Faz mais de uma hora que ele ali se encontra, tirando chapa do pulmão, fazendo exames de sangue e sendo medicado. Somente vai retornar para casa depois das 21 horas.

Os policiais civis deram a largada na campanha salarial deste ano, com uma série de reuniões com o governo do Estado. A categoria reivindica reajuste de 13% dividido em duas vezes. Outra exigência é a incorporação do Adicional de Local de Exercício (ALE) aos salários.  A pauta de reivindicações foi entregue nesta semana, durante reunião com o secretário de Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO. Os policiais também pedem um valor único para o adicional. Hoje, essa gratificação é escalonada de acordo com o número de habitantes do município onde o policial atua.

Após ter o salão de beleza invadido por assaltantes, o comerciante ORESTES GOMES DE BARROS FILHO, de 59 anos, levou dez disparos num confronto entre os bandidos e PMs em PIRITUBA, zona norte da capital. Uma funcionária do salão, LOURDES MARIA, também levou um tiro. Dois ladrões morreram baleados e outros dois foram presos. Os quatro ladrões entraram no BELÍSSIMA CENTRO ESTÉTICO & CIA., na Avenida MUTINGA, por volta das 20:30 horas de ontem. O bando passou a roubar funcionários e clientes. Uma testemunha ligou para a polícia. Quando a PM cercou o local, ORESTES ficou na linha de tiro. “Os bandidos usaram meu pai como escudo e atiraram em tudo quanto foi direção”, afirmou JONAS SOUZA DE BARROS, de 28 anos, filho do comerciante. ORESTES e a cabeleireira foram levados para o PS PIRITUBA. ORESTES foi transferido para o Hospital SAMARITANO e a funcionária, para o Hospital DR. JOSÉ SOARES HUNGRIA.         

Entre os 37 destroços do vôo 447 encontrados pela Marinha no OCEANO ATLÂNTICO, e apresentados pela primeira vez hoje, há peças praticamente intactas, como uma maleta laranja operacional, poltronas da tripulação e máscaras de oxigênio. Para o consultor e engenheiro aeronáutico americano ROBERT DITCHEY, aliados ao estabilizador já recolhido, eles apontam para a “forte conclusão” de que o A330 se desintegrou no ar. “Não há nenhuma evidência de fogo ou explosão. Há mais chances de o avião ter se partido no ar.”

VERA PORTELA MACIEIRA BORGES, sobrinha de JOSÉ SARNEY, presidente do Senado, foi nomeada em maio de 2003 por um dos atos secretos que o senador diz desconhecer. Ela recebe 4,6 mil reais por mês e é funcionária da Casa até hoje. VERA foi designada para o escritório do senador DELCÍDIO AMARAL, onde não é conhecida. ‘Foi um pedido do SARNEY”, disse DELCÍDIO. É realmente inesgotável a capacidade que tem o Senador de surpreender a Nação. Quando se achava que não havia mais malandragem nova a vir à tona, surge um novo e monumental escândalo.

A agência oficial do IRÃ anunciou que MAHMOUD AHMADINEJAD reelegeu-se presidente, mas seu principal opositor, o moderado MIR HOSSEIN MOUSAVI, denunciou irregularidades e declarou-se vencedor da disputa, que teve alto comparecimento de eleitores. Foram apurados 77% dos votos válidos. AHMADINEJAD estava com 65,2% contra 31,8% de MOUSAVI. Caso ninguém obtenha mais de 50% dos votos, haverá segundo turno.

O líder do maior bloco sunita no Parlamento iraquiano, HARETH AL-OBAIDI, foi morto hoje a tiros numa das principais mesquitas de BAGDÁ. Momentos antes do ataque, ele havia feito um sermão denunciando supostos abusos das forças do governo do premiê NURI AL-MALIKI nas prisões. O assassinato ampliou o temor de um aumento da violência sectária duas semanas antes da retirada das forças dos EUA das cidades iraquianas.
Após assassinar o líder sunita, o agressor – cuja identidade ainda não foi divulgada – lançou uma granada de mão contra a multidão, deixando mais 3 mortos e 11 feridos. Ele tentou fugir pela porta dos fundos, mas foi abatido a tiros pelos seguranças da mesquita. O ataque causou tumulto aos fiéis, que se acotovelavam e gritavam ao tentar abandonar o templo islâmico.

Um suicida detonou hoje uma bomba no escritório de um popular xeque anti-TALEBAN em LAHORE, no PAQUISTÃO, pouco depois de ele celebrar um ato religioso. A explosão provocou a queda de parte da mesquita, deixando cinco mortos e três feridos. O líder religioso moderado SARFRAZ NAEEMI vinha criticando extremistas islâmicos e nos últimos dias recebeu ameaças de morte. Seu assassinato ocorreu em meio a uma onda de atentados a bomba lançada por radicais em resposta à ofensiva anti-TALEBAN do governo paquistanês no VALE DO SWAT.
Uma segunda mesquita também foi atacada hoje com um caminhão-bomba em NOSHEHRA, no nordeste do PAQUISTÃO, minutos depois do atentado contra NAEEMI. Segundo o comandante da polícia AZIZ KHAN, pelo menos 4 pessoas morreram e 100 ficaram feridas no segundo ataque, que ocorreu em um bairro onde moram muitos policiais.

Na COPA DAS CONFEDERAÇÕES, a ÁFRICA DO SUL adota nossa seleção.  O treino era da seleção brasileira no acanhado SEISA RAMABODU, hoje, no inverno sul-africano. Estádio para não mais que dez mil pessoas, erguido no bairro pobre de MANGAUNG, em BLOEMFONTEIN. De repente uma multidão apareceu nas arquibancadas. Maioria de jovens, Pouco mais de 1.500, eles se concentraram atrás de um dos gols e deram início a um show que poucos brasileiros conheciam. Encantador. Percebendo que a festa e a alegria tomavam conta dos estádio, os fotógrafos, câmeras e cerca de 60 jornalistas do  BRASIL, ÁFRICA e EUROPA ficaram de costas para o campo que a seleção treinava para ver e sentir de perto o entusiasmo sul-africano.

2 010        :         -       SÁBADO
Continuam os jogos da COPA DO MUNDO em seu segundo dia. Pela manhã, às 8:30 horas: COREIA DO SUL 2 x GRÉCIA 0. No horário das 11 horas estréia da ARGENTINA, numa vitória sobre a NIGÉRIA, apenas por 1 a 0. Descontente com o desempenho da sua equipe na derrota para a Coreia do Sul por 2 a 0, o treinador Otto Rehhagel afirmou que faltou coragem para a Grécia buscar um melhor resultado na partida de estreia na Copa do Mundo da África do Sul. "Nós temos que buscar um melhor conjunto. Temos que melhorar algumas coisas e sermos corajosos o suficiente", comentou o técnico alemão, após o final da partida. O treinador reclamou da desatenção de sua defesa no primeiro gol da Coreia do Sul, anotado por Jung-Soo Lee, que teve muita liberdade para finalizar e abrir o placar. "Nós tínhamos vários jogadores na área e alguma coisa pode acontecer quando a bola não for cabeceada corretamente", lamentou Otto Rehhagel. O meio-campista Alexandros Tiziolis afirmou que sofrer o gol logo no início da partida desconcentrou a equipe, que não conseguiu ir atrás da reação. "O gol foi muito rápido e nos pegou de surpresa. O resultado foi justo. Nós não jogamos bem", reconheceu o jogador. O próximo adversário da Grécia será a Argentina, que derrotou a Nigéria por 1 a 0 neste sábado. A partida será na próxima quinta-feira, em Johannesburgo. O Grupo B do Mundial tem a Coreia do Sul como líder. Os sul-coreanos estão com os mesmos três pontos que os argentinos, porém estão com um saldo de gols mais positivo que os bicampeões mundiais.
Grande destaque da seleção nigeriana na derrota de 1 a 0 para a Argentina, neste sábado, em Johannesburgo, o goleiro Vincent Enyeama foi eleito pela Fifa o melhor jogador em campo. Ele evitou o que poderia ter sido uma goleada do time dirigido por Maradona. Após o jogo, o atleta creditou a Deus à responsabilidade pela boa atuação. "Meu segredo é Deus. Ele me dá tranquilidade", afirmou o goleiro. "Acredito muito em Deus e ele fez a diferença", reforçou Enyeama, que evitou quatro gols em chutes de Messi, sendo um com uma defesa espetacular de mão trocada, e outros dois após chutes de Higuaín. O goleiro, que atua pelo Hapoel, de Israel, desde 2007, e joga pela seleção nigeriana desde 2002, afirmou que conseguiu parar Messi por tantas vezes também porque viu "várias partidas do Campeonato Espanhol, mas sobre tudo pela graça de Deus". Ao final, Enyeama ainda reconheceu: "Esse foi talvez o melhor jogo da minha carreira em vista de que defendi tantos arremates do melhor jogador do mundo". Maradona, por sua vez, reconheceu a boa atuação do goleiro nigeriano. "Tem um mérito grande o arqueiro. Fez uma partida excepcional", disse o treinador da Argentina.
Melhor jogador do Mundial de 1986, DIEGO MARADONA viveu uma experiência nova nesta tarde. De terno e gravata, o maior jogador da história da ARGENTINA conquistou sua primeira vitória em COPA DO MUNDO como treinador. Do banco de reservas, MARADONA orientou o time, vibrou com as jogadas e reclamou da atuação da arbitragem. No final do jogo o treinador estava eufórico. “Foi um sentimento lindo. Tenho que agradecer ao povo pelo apoio. É tudo novo. Tenho que tomar decisões rápidas, não posso errar. E COPA DO MUNDO, tudo passa como Fórmula 1. Se errar, já era” filosofou o “professor”.  
A ameaça de ataque terrorista não passou de uma sombra, tampouco foi concretizada a possibilidade de um erro comprometedor do árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon. Diante deste cenário, Inglaterra e Estados Unidos empataram em 1 a 1 no Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, em jogo válido pela rodada de abertura do Grupo C da Copa do Mundo. Se o juiz não falhou, o mesmo não pode ser dito de Green, goleiro da Inglaterra, que cometeu erro decisivo. A Inglaterra começou o jogo com a marca da objetividade, traço de Fábio Cappello, seu treinador. Logo aos quatro minutos, uma boa triangulação entre Rooney, Heskey e Gerrard terminou com um bonito gol deste último. Passado o susto inicial, os Estados Unidos adotaram sólida postura defensiva e tentaram sair ao ataque. O paredão norte-americano erguido pelo técnico Bob Bradley trouxe muitas dificuldades para o English Team. O primeiro tempo inglês foi marcado por atuação apagadíssima de Lampard, astro do Chelsea, e tentativas de descidas de Glen Johnson, que não resultaram em nenhum lance de perigo. Rooney? Pouco tocou na bola. Os norte-americanos, por sua vez, tentavam insistentemente usar de tradicional arma de seus colonizadores. Com percentual mais alto de posse de bola, os Estados Unidos levantaram inúmeras bolas à área inglesa. O grandalhão Altidore, do Hull City, esteve próximo de marcar por duas vezes. Por ironia, não foi pelo alto que veio o gol de empate. Em chute absolutamente despretensioso, Dempsey, de bem longe, chutou e o goleiro Green empurrou para dentro da rede. Um frangaço que nem a Jabulani - bola oficial da Copa - perdoaria.
SEGUNDO TEMPO DE EQUILÍBRIO: Os 45 minutos finais começaram assim como os iniciais: Inglaterra ocupando o campo adversário. Com seis minutos, Lennon e Heskey levaram perigo ao gol de Tim Howard. Mesmo com uma melhora em seu sistema de marcação, os norte-americanos tornaram a ser incomodados em chute de Lampard. A resposta veio nos pés de Altidore, que carimbou a trave de Green. O panorama de equilíbrio permaneceu até o final do jogo. A Inglaterra até teve mais chances de conquistar a vitória, contudo, esbarrou em uma tarde pouco inspirada de seus principais nomes e na boa performance do goleiro Howard. Com o empate, os ingleses seguem sem vencer sua antiga colônia em jogos de Copa do Mundo. Em 1950, no Brasil, os americanos bateram os britânicos por 1 a 0. FUTURO DAS EQUIPES: Do lado dos Estados Unidos, muita disciplina tática e a sensação que a seleção pode fazer uma figura digna na Copa do Mundo da África do Sul. Do lado inglês, a desconfiança de que mais uma vez o English Team pode deixar seus apaixonados torcedores pelo meio do caminho. Pela próxima rodada, a Inglaterra enfrenta a Argélia, enquanto os Estados Unidos jogam contra a Eslovênia.
FICHA TÉCNICA:INGLATERRA 1x1 ESTADOS UNIDOS. Estádio: Royal Bafokeng, Rustemburgo. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (BRA) Cartões amarelos: Milner (ING), Carragher (ING) Gerrard Cherundolo (EUA), Demerit, Findley (EUA); Gols: Gerrard (1-0), aos 4'/1ºT; Dempsey (1-1), aos 40'/1ºTempo.
Inglaterra: Green; Johnson, Terry, King (Carragher, intervalo), Ashley Cole; Lampard, Gerrard, Milner (Shawn Wright Phillips, 30'/1ºT), Lennon; Rooney, Heskey (Crouch, 32'/2ºT). Técnico: Fábio Capello
EUA: Tim Howard, Cherundolo, DeMerit, Onyewu e Bocanegra; Bradley, Clark, Dempsey e Donovan; Altidore (Holden, 33'/2ºT) e Findley (Buddle, 40'/2ºT). Técnico: Bob Bradley
O Diário Oficial deste sábado publica a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM PAULO GARCIA DE AQUINO. Nasceu no dia 14 de junho de 1956. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 7 de junho de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1982; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 15 de dezembro de 2003; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2007.

Um público de 5 mil pessoas acompanhou, na manhã de ontem, o início da convenção nacional do PSDB, que oficializou a candidatura de José Serra a presidente, realizada em Salvador, junto com a convenção estadual do DEM na Bahia, que tornou oficial a candidatura ao governo do ex-governador Paulo Souto, apoiado pelo PSDB. Pessoas de todo o País reuniram-se na tenda montada à beira-mar, na sede do Clube Espanhol, para o evento. A convenção começou em clima de festa. Grupos de capoeira, além de repentistas, "esquentaram" o público antes da chegada dos principais expoentes do partido. Pouco antes do meio-dia, José Serra, Aécio Neves, Paulo Souto e companhia chegaram à tenda, recepcionados por uma grande queima de fogos. A festa foi oficialmente iniciada com uma mensagem gravada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não compareceu à convenção.
Depois de sete etapas de domínio completo da RED BULL nos treinos classificatórios, finalmente outra escuderia vai largar na frente no GP DO CANADÁ. O britânico LEWIS HAMILTON garantiu a sua pole position com sua McLAREN. As RED BULL largam logo atrás com MARK WEBBER e SEBASTIAN VETTEL. O quarto é FERNANDO ALONSO.
O brasileiro FELIPE MASSA não foi bem e fez somente o sétimo tempo. RUBENS BARRICHELLO larga em 11º e BRUNO SENNA em 22º, uma posição à frente de LUCAS DI GRASSI.

A advogada MERCIA NAKASHIMA, de 28 anos, foi enterrada hoje em GUARULHOS, sob gritos de “justiça” e clima de revolta contra o ex-namorado dela, o ex-PM MIZAEL BISPO DE SOUZA. Para a polícia, ele é o principal suspeito do crime, mas alega inocência.
Cerca de 500 pessoas acompanharam o enterro, realizado no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, no centro do município.
MÉRCIA ficou desaparecida durante 19 dias e seu corpo foi encontrado ontem numa represa em NAZARÉ PAULISTA. O carro dela, um HONDA FIT, também foi encontrado submerso no local.
Amigos e parentes espalharam faixas no cemitério em homenagem à advogada. As mensagens pediam prisão para o autor do crime. Muito abalado, o pai da advogada, MACOTO NAKASHIMA, não conseguiu comparecer de madrugada ao velório. Ele juntou forças apenas para passar alguns momentos no enterro.  

Amigos
Com pesar envio mensagem abaixo do Cel Paes de Lira dando conta da morte do Cel Rezende, asp 74.
Que Deus dê forças à família para superar esse momento difícil e que descanse em paz esse guerreiro.
Donizeti
Caro Donizeti,
Peço-lhe divulgar. TKS. Forte abraço do
PAES DE LIRA
Caros amigos,
Cumpro o duro dever de informar o falecimento de João Francisco de REZENDE, ocorrido no Instituto do Câncer, onde estava internado em UTI. Soube há poucos minutos por telefonema da esposa, Edna. O enterro será logo mais, às 13 horas no Cemitério Memorial Parque Paulista, à rua Dr Jorge Balduzzi nº 520, Jardim Mimas, Embu das Artes (SP), com acesso pelo Km 275 da Rodovia Régis Bittencourt (ver mapa no "link" abaixo).
Sei que expresso o pensamento de todos os amigos ao dizer à esposa do Rezende e a seus filhos, que tanto conosco têm convivido, o quanto lamentamos esse precoce desenlace. Que Deus lhes dê forças para a vida, que continua, e consolo para tão brusca e grande perda.
Forte Abraço do
PAES DE LIRA 
JOÃO FRANCISCO DE REZENDE nasceu em 10 de dezembro de 1948. Entrou para a antiga Força Pública no dia 1º de julho de 1967. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1974; 1º TENENTE – 25 de janeiro de 1979; CAPITÃO – 25 de agosto de 1984; MAJOR – 24 de maio de 1992; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1996. Passou para a reserva no dia 25 de abril de 2003.

O escritor, videomaker, fotógrafo e ex-surfista GERALDO ANHAIA MELLO morreu neste sábado, aos 55 anos. Entre outros vídeos, MELLO dirigiu A SITUAÇÃO (1978). Em 1987, fez para FERNANDO STICKEL um vídeo para a exposição A TRAMA DO GOSTO, na Bienal de SÃO PAULO. Amante de grandes polêmicas, ardoroso defensor da natureza e do patrimônio. Deixou quatro filhos. O jornalista RICARDO SOARES, que foi seu amigo, o descreveu como um “porta-voz do inconformismo”.
Foi autor do pedido de tombamento do edifício modernista SOBRE AS ONDAS, no GUARUJÁ, dos anos 1940, entre as praias de PITANGUEIRAS e ASTÚRIAS – sem fundações e inserido na pedra como se fosse um encaixe “natural”. O prédio é um exemplar dos anos 1940 do arquiteto JAYME CAMPELLO FONSECA RODRIGUES (também autor do festejado GRANDE HOTEL SÃO PEDRO, estância climática em ÁGUAS DE SÃO PEDRO.

2 011     :        -      DOMINGO
Na capa do jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO – OS FANTASMAS DA PM. A ação criminosa de PMs em assaltos a caixas eletrônicos vira um peso nas costas de toda a corporação. E provoca indignação dos bons policiais. Agora, aos olhos da maioria, qualquer um de farda é passível de desconfiança. ‘Isso me incomoda’, desabafa um policial em entrevista ao DIÁRIO.
Na página 2 mais uma manchete: À SOMBRA DOS TRAIDORES DA FARDA. O uniforme é o mesmo, o treinamento também. Mas, na PM, o homem é que faz a diferença. Eles prestam continência ao superior. Fazem o sinal da cruz. Batem a porta da viatura. A farda indica que policiais militares estão saindo em trabalho. Mas é dentro do uniforme que habita o ser humano, sua índole, virtudes e fraquezas. A maioria do efetivo da PM tenta terminar o dia com sensação de missão cumprida, de honrar o nome, a instituição e os princípios. Nos últimos meses, contudo, os bons policiais vivem à sombra de quem jurou proteger os cidadãos de SÃO PAULO, mas usa a função pública para roubar, passar informações ao crime organizado e explodir caixas eletrônicos em benefício próprio.
“Entrei na polícia pensando em combater criminosos e não que enfrentaria pela frente gente da própria polícia”, indignou-se o soldado RODRIGO (nome fictício), de 34 anos, policial em atividade na capital, lamentando o resultado das apurações que levaram à cadeia nove PMs e deixaram sob mira de investigação outros 19.
Assim como o soldado, que não quis se identificar por temer represálias, milhares de PMs que defendem seu sustento com dignidade vêm sofrendo com olhares desconfiados da população ao entrar numa padaria, num banco ou supermercado. “Aos olhos da maioria, o ladrão do caixa eletrônico se esconde atrás da farda e a farda uniformiza a categoria. Então, aos olhos da maioria, qualquer um de farda é passível de desconfiança. Isso me incomoda, sim!”. Desabafa o policial RODRIGO, há nove anos nas fileiras da corporação.
“Não tenho vergonha de ser PM. Segui os rumos da minha família e tenho orgulho disso, mesmo que o salário seja ruim. Tenho vergonha é desses que se identificam como policiais e agem pelas nossas costas. Tenho vergonha é de quem trai a camisa do time, de quem coloca o colega em risco em benefício de criminosos”, argumenta o soldado da Polícia Militar.
RODRIGO diz que o assunto sobre os roubos de caixas eletrônicos sempre vem à tona ao atender ocorrências. “É inevitável. Atendi uma ocorrência de perturbação do sossego, coisa simples, e logo veio a pergunta: ‘é verdade que seus colegas estão envolvidos nesses roubos? Por que passam tarde da noite na minha rua com a sirene da viatura ligada? Posso confiar?”, lembra RODRIGO. Para ele é complicado falar do assunto, pois a sua rotina tem o foco de atender bem o cidadão, e não de encontrar respostas para atitudes desmedidas de outras pessoas.
RODRIGO lembra que, em ocorrências mais problemáticas, como manifestações envolvendo queima de objetos e interceptação do tráfego, a população é ainda mais contundente no repúdio a policiais. “Xingam muito. De ladrão e matador”, lamentou. RODRIGO revela que até sua mulher ficou preocupada com as notícias negativas. “Ela perguntava se eu confiava no meu parceiro. Eu respondi que a cada dia saímos com um policial diferente. Eu preciso confiar que o meu apoio realmente está lá se eu precisar. A gente só conhece o policial naquelas horas de trabalho. Na rua, no quartel. Depois, não sei onde está, com quem anda, quem são suas namoradas e quais são os gostos e as atitudes. Não sei nada. Então, o que eu pude dizer para a minha mulher é que eu estou esperto até provarem o contrário, trabalho ao lado de pessoas dignas como eu!, explicou o policial.
Um oficial de 37 anos diz que está superando a fase ruim. “É difícil responder a perguntas sobre os que usam o mesmo uniforme que eu e se desviam. Respondo pelos meus atos. Sei que serei o espelho do meu filho; entro de cabeça erguida onde quer que seja, independentemente de olhares. Sei quem sou e estou feliz com o que vejo em mim. Eu sou, acima de tudo, um homem que respeita a família, a comunidade, as leis, as regras da minha corporação e o meu destino!, afirma.
Na página 3 do jornal ainda mostra que “NO PRESÍDIO MILITAR, LADRÃO NÃO TEM VEZ”; uma entrevista com o MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO, deputado estadual que diz “baixo salário não justifica debandar para o crime” e uma entrevista com o TENENTE PM DIRCEU CARDOSO GONÇALVES, presidente da ASPOMIL. DIRCEU diz que “sem salário, há PMs afogados em dívidas e morando em favelas.” DIRCEU fala que “com pesar eu vejo a PM servir de trampolim para jovens. Treinam, estudam na PM e buscam um lugar na magistratura, no Ministério Público ou nas polícias que pagam melhores salários.”    

Num domingo frio, bem desagradável, resolvo colocar em dia os meus papéis. Resultado é que há coisa atrasada desde o mês passado. Ao longo do domingo, com muita paciência, vou resolvendo essas complicações em minha biblioteca, mas não dá para deixar em dia a “casa”. Pela Internet recebo uma mensagem do CORONEL PM DONIZETI sobre falecimentos de oficiais superiores:
Amigos
Com muito pesar noticio o falecimento de dois Oficiais Superiores: o Cel Carlos Eduardo Guimarães, asp 68, irmão de outro oficial antigão (o Cel Zenildo disse-me ter apelido de Guimaleta), encontrava-se em coma há mais de um mês no HPM e o outro é o irmão do Elio, asp 78, o Hermes, não sei de que turma ele era, acidentou-se de moto em Gália e estava há alguns dias em coma induzido e faleceu ontem à noite.
Que Deus dê forças à família para superar as perdas.
Donizeti
Para Conhecimento
Faleceu na cidade de Marilia  o Major Hermes, irmão do Cel Elio Aparecido Costa - asp78, de Presidente Prudente, vitima de um acidente de trânsito com sua motocicleta, ficou por uma semana na UTI em coma, porém não resistiu.
O Hermes tinha passado para a reserva e cuidava da empresa que montou na organização de eventos e tinha como hobby andar de motocicleta..
Que Deus o tenha meu amigo...

Prezado Cel Ventura
saudações! é biajone desejando-lhe boa semana. Amanha irei conversar com a família de Nhová e dizer-lhes que foi ele recomendado por mim para receber a medalha CONSTITUCIONALISTA e que a mesma foi a ele concedida unanimemente pela Sociedade de 32, ficando cerimônia de entrega a acontecer na sede do glorioso 22º às 10 horas do dia 8.
Por eu não poder estar presente, garantirei que da parte deles tudo esta certo, incluindo outros familiares, bem como representação da associação onde sou secretário. Quinta que vem agora o Senhor Nhová será também por nós homenageado com o título de sócio honorário da associação dos ex-combatentes do Brasil seção Itapetininga.
Deixarei ainda antes de partir artigo no gatilho para disparar nos jornais da cidade sobre a condecoração de nosso veteraníssimo.
É isso caro Cel Ventura. Uma excelente semana
Biajone

Ainda é início de competição, são apenas quatro rodadas, muitos reforços ainda estão por estrear, mas o futebol paulista mostra sua força no BRASILEIRO. O trio de ferro aparece nas três primeiras colocações e, ao lado do FLAMENGO, ainda não sentiu o dissabor da derrota. Numa rodada diante de adversários fortes, SÃO PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS e SANTOS somaram pontos, em clara demonstração de que estão dispostos a recuperar a hegemonia nacional perdida nas últimas temporadas. Após cinco títulos seguidos para equipes do Estado, os cariocas FLAMENGO e FLUMINENSE roubaram a cena, ganhando as duas últimas taças do BRASILEIRO. Em 2011, o SÃO PAULO é quem manda na tabela. Contrariando as criticas de que aposta num esquema excessivamente defensivo, não há outro resultado na conta da equipe do técnico CÉSAR CARPEGIANI que não seja vitória. São quatro seguidas. Com 12 pontos e 100% de aproveitamento, o time do MORUMBI, três vezes seguidas campeão no atual molde de pontos corridos do BRASILEIRO (2006-2007-2008) ainda festeja seu melhor inicio da história da competição. A vítima da vez foi o GRÊMIO. No sábado, mandou 3 a 1 para cima dos gaúchos.
Seguindo os passos do SÃO PAULO, por coincidência seu próximo adversário, aparece o CORINTHIANS. O Alvinegro fez a festa de sua torcida, na primeira vez no PACAEMBU, graças ao iluminado WILLIAN. O jovem atacante anotou os dois gols do triunfo sobre o atual campeão FLUMINENSE, por 2 a 0, numa ducha fria na estréia do técnico ABEL BRAGA. SANTOS e PALMEIRAS empataram, fora de casa, diante do CRUZEIRO e INTERNACIONAL, dois times considerados favoritos ao título. As igualdades vieram com gols no minuto final e gosto diferenciado: INTERNACIONAL 2 x PALMEIRAS 2 e CRUZEIRO 1 x SANTOS 1. A rodada teve dois jogos entre cariocas e paranaenses. No ENGENHÃO, o BOTAFOGO virou para cima do CORITIBA: 3 a 1. Na ARENA DA BAIXADA, o ATLÉTICO e FALMENGO empataram por 1 a 1. O ATLÉTICO-GO deu surra implacável no CEARÁ, com goleada por 4 a 1. O BAHIA segue sem vencer ao ceder igualdade ao ATLÉTICO MINEIRO (1 a 1). A rodada ainda teve AVAI 2 x AMERICA MINEIRO 2 e VASCO 1 x FIGUEIRENSE 1.

Festa igual. JENSON BUTTON fez apenas quando foi campeão do mundo, com a BRAWN, em 2009. Hoje, em MONTREAL, depois de vencer a corrida mais eletrizante até agora da temporada, o inglês da McLAREN rindo, pulando, afirmou “A volta mais importante para se liderar é a última. E eu liderei metade dela. Essa foi a melhor corrida de minha carreira”. BUTTON chegou a ficar na 23ª e última colocação, o que atesta seu notável desempenho. SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, assumiu a ponta na largada do GP DO CANADÁ, aproveitando-se da pole position, e a manteve praticamente até 2.500 metros da linha de chegada, na 70ª volta. Administrou com rara precisão cinco relargadas do safety car e variações significativas na aderência do asfalto, em razão de chover pouco, forte e depois parar. Mesmo tendo ido aos boxes seis vezes, BUTTON estava nas voltas finais bem colocado e com um carro fantástico. MARK WEBBER chegou em terceiro lugar, com MICHAEL SCHUMACHER em quarto. O quinto foi VITALY PETROV e FELIPE MASSA chegou em sexto. RUBENS BARRICHELLO apenas ficou em 9º lugar.

O escândalo no qual está imersa a cidade de CAMPINAS ameaça extrapolar o âmbito regional com um novo flanco de investigação do Ministério Público. Os promotores da cidade decidiram investigar toda a área de publicidade da prefeitura, inclusive a da SANASA, a empresa de saneamento da cidade, onde a apuração do MP teve origem. Os personagens que estão sob a mira do Ministério Público têm ligações com o governo federal e com o PT. Sob o olhar dos promotores estão o publicitário DUDU GODOY, marqueteiro de LULA em 1998 e responsável pela conta publicitária da Prefeitura de CAMPINAS, e outros dois empresários de comunicação investigados em supostas fraudes que envolveram o petismo: GIOVANE FAVIERI e ARMANDO PERALTA BARBOSA. A produtora da dupla foi a que oficialmente fez a campanha de TV e rádio do Doutor HÉLIO na campanha de 2004.

Faleceu o ex-jogador ADÃO AMBRÓSIO, o ADÃOZINHO, vítima de uma insuficiência renal, aos 60 anos. Eram 24 minutos do segundo tempo. Meia esquerda habilidoso, ADÃOZINHO recebeu a bola com carinho antes da grande área, dominou com estilo e com um chute preciso no ângulo esquerdo de ÉMERSON LEÃO fez um golaço. Era o gol do empate em 2 a 2 contra o arquirrival PALMEIRAS. ADÃOZINHO correu para a ovação da massa corintiana. No final, o CORINTHIANS ganhou por 4 a 3 pelo Campeonato Brasileiro de 191. Após começar perdendo por 2 a 0, o alvinegro virou em um jogo emocionante. ADÃOZINHO entrou no segundo tempo e ajudou a mudar a história da final. Foi com esse gol que ADÃOZINHO ficou marcado no PARQUE SÃO JORGE Em quase todas as vezes eu era parado na rua por algum torcedor da velha guarda, sempre esse gol era lembrado. Nasceu no município de MARIANA, no interior de MINAS GERAIS em 17 de outubro de 1951. Jogou no TIMÃO entre 1971 e 1978. Ele participou do elenco que venceu o Campeonato Paulista de 1977, após o CORINTHIANS ficar 23 anos sem títulos. Depois de ser apontado como sucessor de RIVELINO, ADÃOZINHO nunca conseguiu se firmar como um grande jogador. Ele passou ainda pelo CORITIBA, RIO NEGRO do AMAZONAS e PORTUGUESA SANTISTA. ADÃOZINHO sofria de diabetes. Ele passou por um transplante de rim no final do ano passado. Em março, o ex-jogador teve uma complicação e voltou a se tratar no Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de SÃO PAULO. ADÃOZINHO será enterrado no Cemitério de VILA ALPINA. 

O primeiro-ministro turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, venceu as eleições parlamentares realizadas hoje na TURQUIA. Com 99% das urnas apuradas, os resultados contavam 50% dos votos para o Partido Justiça e Desenvolvimento (conhecido como AK, na sigla em turco), garantindo o terceiro mandato consecutivo à legenda.

Helicópteros e blindados comandados por militares leais ao presidente sírio, BASHAR ASSAD, atacaram hoje a cidade de JIS AL-SHUGHOUR, onde, segundo o regime, 120 agentes de segurança do governo foram mortos por “gangues armadas” na semana passada. A TV oficial relatou que as tropas do Exército tomaram o controle da cidade após “pesados confrontos” com os opositores que exigem a renúncia de ASSAD, no poder há quase 11 anos.

Forças leais ao líder líbio, MUAMAR KADAFI, atacaram hoje a cidade de MISRATA, controlada pelos rebeldes, deixando ao menos seis mortos, revelou o motorista de uma ambulância à agência REUTERS. Um ataque de artilharia do Exército líbio também foi lançado contra a cidade rebelde de ZINTAN, matando ao menos 5 pessoas e deixando mais de 20 feridos, disse ABDULRAHMAN, porta-voz dos insurgentes, por telefone à REUTERS. Os rebeldes, por sua vez, travaram hoje, pelo segundo dia, intensos combates na cidade de ZAWIYAH, levando o confronto novamente às proximidades da capital Líbia, TRÍPOLI. Um rebelde disse que 13 oposicionistas e civis – entre eles um menino de 7 anos – foram mortos nos choques de sábado com as forças leais ao governo. ZAWIYAH foi o palco de intensas batalhas logo no início da rebelião contra os 41 anos de governo de KADAFI, em fevereiro. Mas as forças de segurança tinham conseguido repelir os insurgentes e fazê-lo recuar para as cidades sob seu controle. Três meses depois, KADAFI vem perdendo cada vez mais força, em meio a deserções de soldados e ministros, o impacto das sanções e os ataques da OTAN contra seu complexo militar e residencial em TRÍPOLI. A ofensiva rebelde em ZAWIYAH, a 20 km de TRÍPOLI, marca um novo impulso na luta para depor o ditador. As informações sobre os confrontos nessa cidade não puderam ser confirmadas de forma independente, pois jornalistas não conseguem chegar às áreas de conflito. Mas, funcionários em TRÍPOLI disseram que não estavam ocorrendo grandes combates e havia apenas “pequenos grupos rebeldes” que haviam entrado na cidade “para causar confusão”.

Depois de uma semana em greve de fome, o preso político iraniano HODA SABER morreu hoje de ataque cardíaco. SABER, de 52 anos, era jornalista e militante da Aliança Religiosa Nacionalista, que defende uma reforma política pacífica. Ele estava preso desde agosto de 2010 e tinha iniciado a greve em protesto pela morte, no início do mês, da ativista HALEH SAHABI, que sofreu um enfarte depois de um atrito com agentes de segurança. Ainda hoje, a polícia atacou um grupo de manifestantes que exigiam reformas políticas. O protesto, violentamente reprimido, lembrava o segundo aniversário das eleições de 2009, que deram um novo mandato a MAHMOUD AHMNADINEJAD, e a oposição considerou fraudulenta.             

A produtora LAURA ZISKIN morreu nos ESTADOS UNIDOS, aos 61 anos, em decorrência de um câncer. A informação foi divulgada pela revista THE HOLLYWOOD REPORTER. ZISKIN ganhou reconhecimento pelas produções dos filmes UMA LINDA MULHER e HOMEM-ARANHA, além de ter sido a primeira mulher a atuar como produtora televisiva da cerimônia do OSCAR, em 2002. No ano de 2007, ela voltou a ser encarregada da produção do maior prêmio de cinema norte-americano. Desde 1994 ela era presidente da FOX 2000 PICTURES, responsável por filmes como CLUBE DA LUTA. Há cerca de sete anos, ZISKIN fora diagnostigada com câncer de mama. 

2 012      :        -      TERÇA-FEIRA
Melhora um pouco o tempo da data do DIA DOS NAMORADOS. Tudo vai bem em casa, onde são trocados presentes. Tenho mais ânimo para trabalhar no computador, onde atualizo o dia de hoje. Levo para a hemeroteca VENTURA o segundo livro de março de 2011. Saio um pouco mais cedo de casa e na Sociedade Veteranos de 32-MMDC não está presente a MARINEI. Logo em seguida liga o WANDER para explicar que sua esposa está tendo uma crise de labirintite e não consegue nem sair da cama. Diz ele que ontem a MARINEI levou os diplomas de BURI para registro e, com isso, fico mais sossegado.
Recebo duas visitas nesta tarde: REINALDO BRESSANI e ALFREDO PIRES. Isso vai me atrasar o almoço. Tenho de conversar com OLIVEIRA a respeito da OPERAÇÃO OSÓRIO. Acontece que isso está mais nas mãos do AMÉRICO e, lá pelas 15 horas, ele está comigo na Sociedade.
JOSÉ ROQUE liga-me de BURI. Fica acertado que um micro-ônibus virá buscar as pessoas que irão a essa cidade no sábado. Um deles é o próprio ALFREDO PIRES. Outra pessoa que me telefona, também sobre o mesmo assunto é o Professor BIAJONE. Esta semana será mesmo dedicada à OPERAÇÃO BURI, que deverá ser um dos grandes eventos deste mês.

Dos males o menor. O empate em 1 a 1 com a líder RÚSSIA não foi o resultado ideal para a POLÔNIA, que está em terceiro lugar no grupo, mas serviu para deixá-la dependendo apenas de seus esforços para avançar às quartas de final da EUROCOPA. Se ganhar da REPÚBLICA CHECA na última rodada, no sábado, conseguirá a classificação. Se empatar, estará fora. Antes da partida, houve muita confusão nas vias de acesso ao estádio. Como a polícia temia, os torcedores russos arrumaram confusão ao longo de todo o trajeto. Houve conflitos com os poloneses e também choques com os policiais, que precisaram usar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para controlar a situação. Na primeira partida do dia, a REPUBLICA CHECA se recuperou da goleada (4 a 1)sofrida diante dos russos. Bateu a GRÉCIA por 2 a 1 e pulou para o segundo lugar da chave.

estadao.com.br (Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Por RICARDO BRITO, estadao.com.br, Atualizado: 12/6/2012 17:04
Relator causa polêmica ao pedir que Perillo abra sigilos
Deputados e senadores do PSDB reagiram duramente à sugestão feita nesta terça pelo relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), de pedir que o governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, abra por vontade própria seus sigilos bancário, fiscal e telefônicos. Os parlamentares do PSDB levantaram-se e lançaram palavras de ordem. "É um requerimento disfarçado de pergunta", protestou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), sentado na primeira fila. "Isso não é admissível. O colegiado tem que decidir", afirmou. Para defender a posição, Cunha disse que Perillo "é, sim, investigado". Foi o suficiente para gerar nova onda de protestos dos tucanos. "O relator não sabe separar testemunha de investigado", questionou novamente Sampaio. O relator rapidamente fez uma correção, dizendo que Perillo comparece à CPI como testemunha de uma investigação. Cunha lembrou que pelo menos seis pessoas importantes do governo de Goiás foram envolvidos com o grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira. "Não é pouca coisa: o governador vem aqui e diz que não se lembra, não se sabe das coisas", afirmou o relator, ressaltando que há quem esteja "antecipando uma conclusão que eu não concordo". Cunha disse que a versão do governador tem início, meio e fim, mas é preciso investigar. "Aqui há o benefício da dúvida, mas sem conclusões precipitadas", destacou. Logo em seguida, Perillo disse que a manifestação "incisiva" de Cunha não seja uma antecipação do que será apresentado no relatório. O governador de Goiás afirmou não ver "motivos suficientes" para que seus sigilos bancário, fiscal e telefônico sejam quebrados. "Vossas excelências é que terão que tomar esta decisão", disse, ressaltando que o colegiado é soberano para aprovar ou rejeitar o eventual pedido de afastamento dos sigilos.
Milhares de pessoas saíram às ruas de MOSCOU para o primeiro protesto contra o presidente VLADIMIR PUTIN desde sua posse. Para conter as manifestações, investigadores convocaram vários líderes opositores para interrogatório. A medida dificultou a presença dos ativistas na manifestação e ocorre após buscas a residências de vários desses líderes na segunda-feira, ação interpretada como uma tentativa de prejudicar a realização do protesto.
O presidente da Assembléia Legislativa das MALVINAS (FALKLAND, para os britânicos), GAVIN SHORT, anunciou hoje que os kelpers – como são designados os moradores do arquipélago – votarão no primeiro semestre de 2013 em um referendo sobre o “status político” das ilhas. GAVIN disse que o objetivo é “enviar uma mensagem à ARGENTINA” sobre a soberania do arquipélago e “sobre o fato de que os ilhéus querem continuar sendo britânicos”.
A secretária de Estado dos EUA, HILLARY CLINTON, acusou a RÚSSIA, principal suporte internacional do presidente sírio, BASHAR ASSAD, de enviar helicópteros militares para o regime sírio. A ONU afirma que o governo sírio utiliza crianças de até 8 anos como escudos humanos nos confrontos contra os rebeldes e alertou que centenas de menores estariam em prisões. Sobre o auxílio russo à SÍRIA, HILLARY CLINTOU disse que os ESTADOS UNIDOS estão “preocupados com as últimas informações de que helicópteros de ataque estejam sendo enviados para a SÍRIA” “Isso pode provocar uma escalada dramática do conflito”, disse ela em WASHINGTON após reunião com o presidente de ISRAEL, SHIMON PERES. Não há ilegalidade na venda dos helicópteros para a SÍRIA, pois o regime de ASSAD não é alvo de um embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança da ONU por meio de uma resolução. O problema é que, com a venda de armas, MOSCOU e DAMASCO estariam violando o plano para solucionar a crise apresentado pelo ex-secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN. O governo russo não respondeu à afirmação feita pela secretária do Estado americana.
A Justiça australiana pôs fim a 32 anos de mistério do desaparecimento e morte de um bebê: uma médico legista determinou que AZARIA CHAMBERLAIN não foi morta por sua mãe em 1980 e sim levada por um cão selvagem. A mãe de AZARIA havia sido condenada à prisão perpétua pela morte da filha, em 1982. Seu marido foi considerado cúmplice. Mas a condenação foi revogada três anos depois, quando foram encontrados restos da roupa do bebê em uma área repleta de dingos – cães selvagens australianos. Outro inquérito, em 1995, teve um veredicto inconclusivo. Os pais da criança, LINDY CHAMBERLAIN-CREIGTON e MICHAEL CHAMBERLAIN, alegaram que AZARIA, então com nove meses, havia sido levada por um dingo, enquanto acampavam no deserto. No início, grande parte da opinião pública duvidou, e o casal CHAMBERLAIN – atualmente divorciado – foi alvo de represálias. O caso comoveu a AUSTRÁLIA ao longo de três décadas e serviu de inspiração para o filme “UM GRITO NO ESCURO”, de 1988, com MERYL STREEP e SAM NEILL. Na época do desaparecimento de AZARIA, nenhum ataque de dingo foi registrado no país. Mas, recentemente, os cães selvagens foram considerados culpados pela morte de outras três crianças, e registros desses casos foram apresentados por LINDY CHAMBERLAIN-CREIGHTON para atestar sua inocência. O inquérito mais recente foi reaberto em fevereiro passado. Agora, a Justiça responsabilizou oficialmente o cão selvagem pelo desaparecimento do bebê.   
2 013    :   -    QUARTA-FEIRA
Vamos dar o presente para a LUCINDA, alusivo ao DIA DOS NAMORADOS. No computador, desde ontem à noite, estou sem a Internet e isso atrasa meus contatos com os amigos através de e-mails. Mesmo o serviço atinente à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que faço em casa, também fica prejudicado.
Vou mais cedo para o MMDC. MARINEI conta que chegaram as listas dos indicados para serem agraciados com nossas medalhas nos núcleos de JAHÚ e CAMPINAS. Ela mesma vai confeccionar os diplomas correspondentes, pois o Secretário das Medalhas, o CAPITÃO PM ANÍSIO DOS SANTOS, está assoberbado de missões no CPA/M-1, principalmente com as confusões criadas pelo MOVIMENTO PASSE LIVRE. Nem a própria Sociedade foi poupada dos atos de vandalismo por parte de anarquistas que estão nesse grupo de insensatos. O muro dos bombeiros também foi pixado e de maneira acintosa e provocativa.
LEANDRO NADU e THELL DE MORAES comparecem na Sociedade nesta tarde. Não haverá a reunião do MMDC MAÇÔNICO. O Presidente desse núcleo achou por bem adiar o nosso encontro na sede. A situação do LEANDRO, indicado para ser tesoureiro, fica difícil porque ele não poderá estar assiduamente conosco. Isso fará com que gerem confusões com relação aos pagamentos dos associados, coisa que a MARINEI está afeita e controla muito bem. O LEANDRO iria assumir a confecção dos boletos, iniciando suas atividades, mas isso é impossível de ser realizado. A tarde é complicada para nós. Muita gente presente e cada um desenvolvendo um assunto diferente. Telefona-me o ALFREDO DUARTE. Ele trará condecorações de sua Associação para os cadetes que estão deixando o Núcleo ‘CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, pois no dia 15 serão declarados ASPIRANTES A OFICIAL. Essas honrarias serão entregues na formatura (a última) aos cadetes que foram selecionados. Isso acontecerá no dia 14, às 7 horas e pede para que eu esteja presente.
ERICK DEWALD LUZ traz o seu trabalho “A REVOLUÇÃO DE 1932 – HERÓIS NÃO MORREM, SÃO ETERNOS”. É um audiovisual documentário realizado nos dias 2 e 4 de outubro de 2012, juntamente com ANDERSON FRANCO, ELVIS FERREIRA DE SOUZA e ROGÉRIO SOARES DA SILVA, alunos do curso de Produção Audiviosual da FMU. Foram entrevistados: CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e CORONEL PM LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, Diretor de Ensino e Cultura da PMESP na época. O ERICK dedica o documentário a seu avô LUDOVICO PARASCHIN, que participou do Movimento Constitucionalista de 1932.      
Transferindo para reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63, artigo 133 da Constituição Estadual/89, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e o § 2º, do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 790481-9 José Correa Rigonatti - CPA/M-11 - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.411/13 - Pr. 3.055.533/13). JOSÉ CORREA RIGONATTI nasceu em 27 de março de 1958. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1993; MAJOR – 24 de maio de 2004; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2008.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual/89, artigo 133 da Constituição Estadual/89, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07 e o artigo 3º, "caput", § 1º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 811547-8 Pedro Borges de Oliveira Filho - CPM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.420/13 - Pr. 3.104.594/13). PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO nasceu em 9 de agosto de 1960. Entrou para a PMESP em 28 de julho de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1995; MAJOR – 24 de maio de 2006. Não tenho a data de sua promoção a TENENTE-CORONEL. Foi promovido a CORONEL em 10 de junho de 2011.

Sr. Comandante e Presidente, Coronel Ventura:

O sr. deve se lembrar de mim como o “Capitão Nassaro” (que participou da peça musical sobre 1932 com o então Maj Arruda, em São Paulo). Existem registros no seu rico “blog de memórias” sobre esse evento e nossos anteriores contatos, quando eu servi na Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, em São Paulo.
O motivo do contato é relatar sobre nossas atividades na região de Assis e, sempre que possível, divulgando a Epopeia de 1932.
Vindo da Capital para servir no Interior, por opção minha e da família, desde 2005 sirvo na região de Assis, minha terra natal.
Até 2008 comandei a 3ª Companhia do Policiamento Rodoviário (do 2º BPRv) e, desde 2009, venho servindo no 32º BPM/I, Unidade em que atuei como Comandante da 1ª Cia, como Coordenador Operacional e, agora, como Subcomandante.
Em 2008 conclui o CAO e em 2012 o CSP. Preparo-me para novos desafios profissionais e sinto-me muito realizado na carreira que escolhi.
Venho divulgando as gravações que realizamos dos discursos do Movimento e das músicas da época, inclusive aquelas que animaram os próprios combatentes (que interpretamos no “Musical” que foi montado com apoio da Associação dos Funcionários do Estado de São Paulo, como o sr. deve se lembrar).
Também o gosto pela História levou-me a estudar e a publicar artigos. Ainda neste semestre defenderei dissertação de Mestrado em História pela UNESP.
Colaborando com o escotismo em nossa região, fui convidado à proferir palestras sobre 1932, o que realizei com muito orgulho, conhecendo a importância da atuação da Força Pública na época e seus feitos históricos, nossa tradição maior da Milícia Bandeirante. A apresentação em com farta ilustração em arquivo digital está disponível para visualizar e baixar no link: http://www.slideshare.net/FrancoNassaro/revoluo-constitucionalista-de-1932-2
O artigo que lhe envio foi publicado em 2012 nos jornais da região de Assis (onde encontrei orgulhosos filhos de Veteranos) e também no blog da Polícia Militar http://policiamilitardesaopaulo.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html ), além de reproduzido em outros sites.
Em São Paulo, fui honrado com a Medalha Pedro de Toledo e a MMDC, distinção que apresento em meu fardamento como sinal de um engajamento na causa Constitucionalista e um devido tributo aos nossos heróis.
Desejo-lhe muitas realizações junto à Presidência da Sociedade dos Veteranos de 32!
Que Deus lhe dê muita saúde e paz no desenvolvimento da nobre missão.
Estamos sempre a disposição.
Sucesso!
Major Franco Nassaro
(perfil “Franco Nassaro” no facebook. Blog: www.ciencias-policiais.blogspot.com)

Adilson Luís Franco Nassaro
Maj PM Subcmt do 32. BPM/I
Região de Assis - 18 3322-2750
CARO NASSARO
Tenho até hoje a remasterização feita por você das palavras de participantes do Movimento Constitucionalista, bem como as músicas da época.
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC cresceu muito nos últimos dois anos, principalmente com a criação dos núcleos de correspondência no interior (são vinte), sem contar os demais núcleos criados na capital e na Grande São Paulo.
Estamos em plena atividade neste ano. Já participamos de mais de 70 eventos.
Para você ter uma idéia da atividade diária da Sociedade, ainda nesta semana participaremos da formatura na APMBB em 14 de junho, bem como de uma solenidade no Museu Militar, marcada para a mesma data. No sábado, dia 15, estaremos na Festa da Espada. Com a criação do núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA", na APMBB, em 3 de abril de 2009, temos contato frequente com a Academia. Foi uma luta de mais de 10 anos para conseguir criar esse núcleo, um dos motivos de orgulho de minha atividade no MMDC.
Convido você para a sessão solene na Assembléia Legislativa, no dia 24 de junho, às 10 horas. O nosso Núcleo ROTA DOS BANDEIRANTES, de BARUERI, está proporcionando a abertura da Exposição no Hall Monumental da Assembléia nessa data. O MAJOR PM BAIA é o presidente desse núcleo.  
No dia 9 de julho, além do desfile tradicional, teremos uma outra sessão solene na Assembléia Legislativa, por iniciativa do Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, vamos realizar um feito histórico: a reunião de todos os presidentes de núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (interior e capital).
Você podendo participar dos nossos eventos basta seguir nossas atividades no FACEBOOK ou então através do meu blog.
Tenho gratas recordações de suas atividades para com o Movimento Constitucionalista E MUITAS delas estão registradas em minhas memórias.
Agradeço o contato, motivo de retornar ao passado e lembrar de muita coisa em comum.

Em PARIS, na FRANÇA, onde defenderam a candidatura de SÃO PAULO para sediar a EXPO 2020, o governador GERALDO ALCKMIN e o prefeito FERNANDO HADDAD cobraram uma trégua do MOVIMENTO PASSE LIVRE e reafirmaram ser inadmissível que os protestos prejudiquem os paulistanos que não estão participando da manifestação. ALCKMIN, novamente, foi mais duro nas críticas contra os manifestantes. “Isso extrapola o direito de expressão. Isso é absoluta violência, vandalismo, baderna e é inaceitável”, disse o governador, ao defender a ação da Polícia Militar para conter o quebra-quebra. “A PM agiu com profissionalismo. Houve, inclusive, policiais feridos pela violência do movimento. Agora, é preciso identificar e punir os responsáveis pela destruição do patrimônio público porque é patrimônio coletivo”, afirmou. HADDAD foi na mesma linha, mas preferiu não adjetivar os integrantes do movimento. “A Prefeitura não vai dialogar com manifestantes em situação de violência”, afirmou. Ao rebater as declarações de porta-vozes dos participantes dos protestos, HADDAD cobrou que as lideranças do PASSE LIVRE sejam responsabilizadas. “É fácil lavar as mãos depois que aconteceu. Você promove um movimento e não tem capacidade de liderança e aí lava as mãos. Isso não é próprio da democracia. Democracia é assumir responsabilidades”, disse o petista. Para o presidente da OAB/SP, MARCOS DA COSTA, o que aconteceu na terça-feira, dia 11 de junho, na capital paulista passou dos limites. “As pessoas se reúnem para expressar uma indignação, mas há um limite. Quando o movimento passa a violar patrimônio ou prejudicar o direito de ir das pessoas, ele ultrapassou os limites dele”, criticou.
Ao classificar as manifestações contra o aumento das passagens do transporte público de SÃO PAULO de “absurdas”, o ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, anunciou que a Polícia Federal vai investigar atos de vandalismo provocados por integrantes do MOVIMENTO PASSE LIVRE, que comanda os protestos na capital paulista. CARDOZO solicitou à PF informações sobre os atos de violência. “Já pedimos que a Polícia Federal fizesse uma análise dessa situação e evidentemente as medidas solicitadas serão tomadas”, afirmou. Em nota, o ministro disse, depois, que não houve determinação para abertura de inquérito policial. CARDOZO condenou a forma escolhida para pedir a redução da tarifa. “É legítimo que as pessoas expressem suas opiniões, mas nunca com violência, nunca com atos de vandalismo. Num estado democrático de direito temos de aprender a conviver dentro desse espaço”, disse o ministro.
A polícia manteve a prisão de todos que foram detidos ontem, como praticantes de crimes como dano ao patrimônio e formação de quadrilha. Um deles tem fiança arbitrada em 20 mil reais. O movimento tentava, hoje, na Internet, fazer uma “vaquinha” para conseguir a quantia. Outros sete presos na terça-feira, dia 11, foram soltos nesta tarde. No grupo há dois professores, dois jornalistas, três estudantes, um publicitário, um metalúrgico, um autônomo, uma desempregada, um editor e um artista. Eles estão no 78º DP (JARDINS), 89º DP (MORUMBI) e no CDP 2 do BELÉM.
O Ministério Público propôs, sem sucesso, um acordo entre os manifestantes e os governos estadual e municipal. O MP pediu para que o reajuste da tarifa (R$3 para R$3,20) fosse suspenso por 45 dias. Em troca, as manifestações seriam canceladas. O secretário municipal de Transportes, JILMAR TATTO, que não compareceu ao encontro, disse ser impossível recuar. “Manter 15 mil ônibus tem esse custo. Mais de 50% desse valor é só mão de obra, fora o diesel, que aumentou duas vezes neste ano, o que dá mais de 20%. Não tem de onde tirar o dinheiro”, afirmou.
O discurso foi ratificado pela vice-prefeita NÁDIA CAMPEÃO, que, hoje, respondia pelo Executivo. “Para a tarifa continuar em R$3 é preciso aumentar o subsídio (às empresas) em mais de 300 milhões de reais. Nós não temos recursos para fazer isso.” Mesmo com a tarifa em R$3,20, a Prefeitura repassa aos consórcios R$1,3 bilhão para fechar a conta.
O rastro de destruição do protesto de ontem continuava hoje nas ruas. Ao todo foram danificados 85 ônibus. As interrupções no trânsito prejudicaram a circulação de ao menos 137 linhas, que transportam 1,1 milhão de passageiros diariamente. O Metrô contabilizou 109 mil reais de prejuízo com a destruição das estações BRIGADEIRO e TRIANON-MASP NA Avenida PAULISTA.      

O ex-jogador TEODORO MATOS SANTANA, campeão brasileiro pelo SÃO PAULO em 1977, morreu hoje pela manhã vítima de câncer no pâncreas. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia, há duas semanas, desde que retornou dos EUA. Ele tinha 66 anos (nasceu em outubro de 1946). O técnico MURICY RAMALHO, com quem TEODORO jogou nos anos 1970, chegou a visitá-lo no hospital. O volante vivia em DALLAS (TEXAS). Na cidade norte-americana, o ex-jogador fundou uma escolinha de futebol. Ele também tinha iniciado uma carreira como cantor de pagode. O médico e vereador MARCO AURÉLIO CUNHA, conselheiro do clube, trouxe o ex-jogador para tratamento na capital, após pedido da filha dele. O vereador disse que o câncer foi extremamente agressivo. TEODORO começou a carreira na FERROVIÁRIA, passou por PONTE PRETA, SÃO JOSÉ, SÃO PAULO e SANTOS. No TRICOLOR, ele disputou 295 partidas entre 1971 e 1980, com um retorno em 1982. Foi campeão paulista em 1971. 1975 e 1980. O corpo do jogador foi velado e cremado no Cemitério de VILA ALPINA. “O SÃO PAULO se solidariza com amigos e familiares, pesaroso pela perda de um grande ídolo”, diz nota no site do clube.

A BRIGADA MILITAR determinou hoje o indiciamento de oito oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros como responsáveis pelo incêndio na boate KISS, na madrugada de 27 de janeiro, em SANTA MARIA (RS) – 242 pessoas morreram em consequência do incêndio. O Inquérito Policial Militar, no entanto, não aponta responsabilidade criminal. O TENENTE-CORONEL  MOISÉS DA SILVA FUCHS, comandante dos bombeiros em SANTA MARIA, foi indiciado por condescendência criminosa. Também foram indiciados no IPM, por inobservância de lei ou instrução, o CAPITÃO ALEX DA ROCHA CAMILO, os SARGENTOS RENAN SEVERO BERLEZE e SÉRGIO OLIVEIRA DE ANDRADES e os soldados MARCUS VINÍCIUS LOPES BASTIDE, GILSON MARTINS DIAS e VAGNER GUIMARÃES COELHO. Todos foram enquadrados no Código Penal Militar. Além deles, o SARGENTO ROBERTO DA SILVEIRA E SOUZA foi enquadrado pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão, de acordo com o Código Penal Brasileiro.
O CORONEL FLÁVIO LOPES, responsável pelo IPM, disse que os eventuais erros operacionais não tiveram relação direta com as mortes. Segundo LOPES, elas foram pontencializadas pela instalação de barreiras físicas na saída da boate e a superlotação da casa. Segundo o coronel, os bombeiros “salvaram tantas vidas quantas as circunstências permitiram”. LOPES afirmou que as portas de emergência da KISS estavam dentro das dimensões determinadas pelas normas técnicas.

Um incêndio de grandes proporções atingiu e destruiu um shopping popular no BRÁS, região central, hoje pela madrugada. O local fica próximo ao complexo onde era realizada a Feirinha da Madrugada. O centro de compras, conhecido como AZULÃO, era localizado na esquina da Avenida VAUTIER com a Rua ALEXANDRINO PEDROSO. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros utilizaram 26 viaturas para conter o fogo. 

O diretor administrativo do jornal “HORA H”, JOSÉ ROBERTO ORNELAS, de 42 anos, assassinado na noite de terça-feira, dia 11, com 44 tiros, já havia sofrido outro atentado em 2005. Segundo familiares, bandidos atiraram contra o carro dele nove vezes, em NOVA IGUAÇU, RIO. Ontem, JOSÉ ROBERTO, filho do dono do “HORA H” foi alvejado em uma padaria e chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. A polícia não descarta que o crime tenha relação ao trabalho que ele fazia no jornal.

Armado com uma metralhadora falsa, um ladrão, de um metro e 70 centímetros, magro, de cabelos encaracolados, que vestia calça jeans e camiseta amarela com moleton azul, anunciou assalto em um ônibus, na Avenida BANDEIRA DO CATAGUASES, no ITAIM PAULISTA, zona leste. Um policial militar que voltava para casa reagiu, baleou e matou o ladrão, que não foi identificado. Uma parceira dele fugiu.

O cabeleireiro JÂNIO MÁRCIO LINS SANTOS, de 19 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de armas e apontado como suspeito de tentar assaltar uma pizzaria na Avenida GABRIEL MONTEIRO DA SILVA, nos JARDINS, zona sul. Ele e um parceiro, de 20 anos, foram abordados pela Polícia Militar. Com JÂNIO, os policiais disseram ter encontrado um revólver calibre 22, um iPod e dois celulares. A polícia disse que o acusado teve oito detenções antes de completar 18 anos.

A japonesa MISAO OKAWA, de 115 anos, tornou-se a pessoa mais velha do mundo, segundo o “GUINNESS”, após a morte hoje do também japonês JIROEMON KIMURA, de causas naturais, aos 116 anos. MISAO mora em uma casa de repouso em OSAKA, no oeste do JAPÃO. Ela nasceu em 5 de março de 1898, casou-se em 1919 e teve três filhos. Dois deles são vivos e têm mais de 90 anos. Ao completar 115 anos, MISAO revelou o segredo de sua longevidade: comer de maneira saudável.

O presidente da ÁFRICA DO SUL, JACOB ZUMA, afirmou hoje que NELSON MANDELA está respondendo melhor ao tratamento contra uma infecção pulmonar. ZUMA informou ao Parlamento que ficou feliz com o progresso feito pelo líder da luta contra o apartheid depois dos “dias difíceis”. Mais cedo, ele havia dito que a situação do ex-presidente, de 94 anos, era muito grave, mas estabilizada.

Rebeldes sírios atacaram uma vila no leste do país e mataram 60 xiitas. Segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos, as vítimas moravam no povoado de HATIA, na província de DEIR AL-ZOR, e foram executadas na terça-feira, dia 11 de junho.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, ordenou hoje o cancelamento de um comunicado sobre o processo de paz com os palestinos por considerar que o texto era muito conciliador. O comunicado, que deveria ter sido publicado durante uma visita do chefe de governo israelense à POLÔNIA, foi preparado pelo Conselho Nacional de Segurança.

ARIEL CASTRO, acusado de seqüestro e estupro de três mulheres mantidas reféns durante dez anos em sua casa, em OHIO, se declarou inocente hoje. O réu, de 52 anos, e de origem porto-riquenha, se apresentou ao tribunal para responder às acusações. Um júri fixou na semana passada 329 acusações contra ele, entre as quais seqüestro, violação e homicídio por ter provocado um aborto a uma das mulheres ao espancá-la na barriga e deixá-la sem se alimentar. Ele está preso desde o início de maio, quando uma das vítimas conseguiu fugir e chamar a polícia.

O ex-agente da CIA EDWARD SNOWDEN, o americano que revelou os programas secretos de vigilância dos EUA, afirmou a um jornal de HONG KONG, onde está refugiado, que pretende permanecer na CHINA. Em entrevista ao “SOUTH CHINA MORNING POST” hoje, a primeira desde que deixou o hotel onde estava, o ex-técnico da CIA disse que não está em HONG KONG para se esconder da Justiça, mas para “revelar a criminalidade”. Enquanto isso, a secretária de Justiça da EU (UNIÃO EUROPÉIA), VIVIANE REDING, escreveu ao secretário da Justiça dos EUA, ERIC HOLDER, pedindo detalhes sobre o programa americano de espionagem na Internet, que poderia ter graves conseqüências para os direitos dos cidadãos da UB, segundo dirigentes europeus.    

2 014    :    -   QUINTA-FEIRA
DIÁRIO DE SÃO PAULO – ESCUDO CONTRA A PRESSÃO
Reportagem de LUCAS BETTINE e MARTA TEIXEIRA
A HORA CHEGOU E, COM ELA, TODA A PRESSÃO DE ESTREAR EM UMA COPA DO MUNDO EM CASA. Apesar de falarem sobre tranquilidade à exaustão, FELIPÃO e jogadores sabem do peso enorme que carregam.
Jogar a COPA DO MUNDO, por si só, já representa pressão suficiente a qualquer jogador. A estreia, então, é ainda mais tensa. Imagine, então, vestir a camisa verde e amarela, em um MUNDIAL no BRASIL e agradar à exigente torcida paulista. É exatamente isso que FELIPÃO, NEYMAR, THIAGO SILVA e companhia sentirão a partir das 17 horas de hoje, na ARENA CORINTHIANS, contra a CROÁCIA.
A ansiedade é tamanha que até o treinador, sempre acostumado a pilhar seu grupo antes de duelos importantes, adotou postura zen nos últimos dias. Toda vez que fez um comentário sobre o jogo de estreia ou o caminho do BRASIL na COPA, FELIPÃO garantiu: todos estão tranquilos e bem preparados.
“Já disse umas cem vezes e, se perguntarem em casa, a OLGA (esposa do treinador) vai dizer a mesma coisa. Eu durmo bem. Outras coisas, não sei se faço, mas, dormir bem, eu durmo. Vou dormir bem”, repetiu ontem o comandante.
NEYMAR, craque do time e maior esperança dos brasileiros, apesar dos poucos 22 anos, também está sossegado. Ou, ao mesmo, aparenta estar. O nervosismo ficou no passado.
“Uma vez, dormi tarde antes de uma partida decisiva. Foi antes da final da LIBERTADORES (de 2011). Dividi o quarto com o GANSO e os dois estavam nervosos. Fomos dormir às 5 h, 6 h. Hoje, estou mais maduro, mais velho (na época, NEYMAR tinha 19 anos), disse o camisa ‘o.
FELIPÃO e NEYMAR concederam lado a lado a última coletiva antes do jogo. Ambos bem-humorados, aproveitaram para dar risada e brincar um com o outro. “Vou jogar amanhã?”, indagou o camisa 10, após um jornalista pedir para que fizesse uma pergunta ao chefe e vice-versa. “Deixa eu pensar. Pode dormir tranquilo”, respondeu SCOLARI.
Mas nem tudo foi piada. Apesar da aparente descontração diante de tanta pressão, a dupla também falou sério.
“Tudo o que planejamos foi seguido à risca. Estamos em boas condições de passar e seguir em frente. Estamos prontos”, comentou o treinador.
Candidato à craque da COPA, NEYMAR também manteve a seriedade, principalmente após ser lembrado diversas vezes de que é a grande estrela da seleção brasileira.
“Não jogo sozinho. São 11 em campo, fora os demais, que nem podem ser chamados de reservas. Não quero ser o melhor ou artilheiro. Eu quero é ganhar”, falou o craque.

 

Recebo, via internet, esse comunicado do CORONEL PM GERALDO MENEZES GOMES.

 Notícia triste

bira.pisani@globo.com

Sent: Thursday, June 12, 2014 10:50 AM
Subject: Notícia triste

Fui informado, para nossa tristeza, de que se encontra internado no Hospital da Cruz Azul, em estado muito grave, o coronel Amador Mancini (aspirante/58). Está no apartamento 913, 9º andar.
Lamentavelmente, não há esperança de recuperação, uma vez que, ao quadro já delicado, se somou um recente AVC.
Que Deus torne suave sua passagem e conforte a família.
Oremos por ele.
Geraldo
AMADOR MANCINI nasceu no dia 13 de agosto de 1934. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 12 de fevereiro de 1954. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 19 de abril de 1958. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1960; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1963; CAPITÃO – 25 de agosto de 1967; MAJOR – 15 de dezembro de 1975; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1980. Não tenho a data de sua promoção ao posto de CORONEL.

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo, realizada na tarde desta quinta-feira no Itaquerão, em São Paulo, recebeu críticas nas redes sociais e de boa parte da imprensa estrangeira. Diários esportivos de Argentina, Itália e Espanha condenaram a curta duração do espetáculo e a pouca empolgação do público – que não lotou as arquibancadas. A cantora Claudia Leitte, no entanto, escapou das críticas. “Salvou a festa de um papelão”, escreveu em sua versão digital o diário argentino Olé.
Conhecido por seu humor ácido, o Olé considerou a atração musical, estrelada pelos americanos Pitbull, Jeniffer Lopez e a brasileira Claudia Leitte, como o único ponto positivo da cerimônia. “Por que não apostaram mais forte na música?.” O jornal argentino ainda destacou as vaias e insultos à presidente do Brasil Dilma Rousseff e a Joseph Blatter, presidente da Fifa.
O diário espanhol Marca também reprovou o espetáculo dirigido pela belga Daphné Cornez. “Discreta, talvez a mais curta (abertura) de todas as Copas”. O italiano La Gazzetta Dello Sportreservou novos elogios às cantoras, mas ironizou: “Amazônia, capoeira e J-Lo. E o show dura apenas 25 minutos”. Nas redes sociais, muitos brasileiros também reclamaram das coreografias, consideradas semelhantes às realizadas em festas de colégio. 

Ao inaugurar o maior evento internacional de sua história, nesta quinta-feira, o Brasil voltou a ser mostrado ao resto do planeta num contexto de divisão e atrito. A poucas horas da abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, na Zona Leste de São Paulo, dois países coexistiam dentro de uma área de poucos quilômetros. Na estação Carrão do metrô, vândalos usavam a Copa como pretexto para depredar as ruas da região mais populosa da principal cidade do país. Eles pretendiam avançar em direção ao palco da abertura da Copa. A polícia, no entanto, fez o necessário para impedir que o grupo de não mais de cem pessoas fechasse ruas e se  aproximasse do local da partida – onde, ao mesmo tempo, o cenário era de absoluta tranquilidade, com clima de empolgação crescente pelo início do Mundial.
O choque entre o punhado de vândalos e a polícia rendeu as imagens esperadas: o batalhão de choque com seus escudos, a fumaça das bombas de efeito moral, pessoas que passaram mal na correria. Redes internacionais como a CNN (cuja correspondente se feriu levemente durante a cobertura) exibiram o confronto ao vivo, no final da manhã. Ao contrário do que pode pensar o estrangeiro que viu as imagens pela televisão, contudo, o tumulto de forma alguma representa o todo. Os arruaceiros eram poucos e oportunistas.  Os visitantes que usaram o metrô – livre de greve, enfim – para chegar ao Itaquerão tiveram uma ideia mais precisa dos acontecimentos. Para eles, que se dirigiam ao jogo de forma rápida, segura e barata, a oposição à Copa se resumiu a um breve relance do tumulto na estação Carrão, pelas janelas dos trens, seis paradas antes do terminal Corinthians-Itaquera. Dentro do perímetro estabelecido pela organização do evento, o país da Copa era definitivamente outro. Desde quarta o novo estádio do Corinthians atrai uma peregrinação de torcedores, em sua maioria da própria Zona Leste, com bandeiras e camisas com as cores do Brasil. Na noite de quarta, eles fizeram uma grande festa na saída do ônibus que levava os jogadores da seleção brasileira. Até o fim da noite, com o acesso ainda liberado até os portões do Itaquerão, centenas de pessoas visitaram o local, fazendo comemorações improvisadas ao redor do estádio. Mesmo na manhã desta quinta, quando a chegada aos arredores da arena passou a ser restrita a quem tinha ingresso ou credencial, muita gente pegou o metrô até Itaquera para participar, de alguma forma, da contagem regressiva para a estreia do Brasil. Pelos próximos 33 dias, esse padrão tem grandes chances de se repetir. A polícia terá de conter os abusos de pequenos grupos. E os jogos acontecerão como devem acontecer. É claro que vai haver Copa. Ela, aliás, já começou. Transcorrerá, apenas, num país de corações um pouco divididos – entre o desejo de celebrar uma das poucas festas que realmente têm impacto global e a consciência de que o Brasil continua aquém de suas promessas.
Em 2002, o caminho do penta começou com uma grande mãozinha de um juiz asiático, na vitória por 2 a 1 na estreia sobre a TURQUIA. Coincidência ou não, hoje a seleção brasileira deixou o ITAQUERÃO dizendo “arigatô” a outro árbitro de olhos puxados. Parte do sucesso canarinho no primeiro desafio da COPA DE 2014 passou pela genialidade de NEYMAR e OSCAR. Mas não sem um empurrão providencial de YUICHI NISHIMURA, decisivo para o resultado de 3 a 1. Aos dois craques do BRASIL, coube o papel de tirar a equipe de FELIPÃO do sufoco quando a CROÁCIA ameaçava estragar a linda festa dos mais de 62 mil torcedores. Ao juizão, restou o lance capital para a virada no placar. Aos 23 da etapa final, FRED dominou cruzamento de OSCAR de costas para o gol, enquanto recebia a marcação de LOVREN. O camisa 9 deixou o corpo cair para trás e NISHIMURA viu falta inexistente a facor do centroavante. Pênalti que NEYMAR converteu, para desespero dos croatas, inconformados com o lance. Era o 2 a 1.
Há 12 anos, foram os turcos que acabaram prejudicados, pelo norte-coreano YOUNG JOO KIM: LUIZÃO sofreu a falta fora da área, mas caminhou alguns passos para se jogar dentro dela. RIVALDO bateu aos 42 minutos do segundo tempo e decretou o triunfo em outra estreia sofrida da seleção, na época, também comandada por SCOLARI.
Claro que nem tudo girou em torno do homem do apito. Com uma atuação pouco confiável na defesa – MARCELO iniciara o festival de vacilos marcando um gol contra, logo aos 11 minutos – NEYMAR tirou seu primeiro coelho da cartola apenas 18 minutos depois. OSCAR roubou a bola no meio e tocou para o camisa 10, que cortou para dentro e não conseguiu pegar em cheio. Milimetricamente, a bola bateu na trave esquerda de PLETIKOSA e entrou. “Saiu marcado, mas é uma bola difícil de ir buscar. Eu queria bater por baixo, mas não tão fraco”, admitiu o atacante, eleito pela FIFA o melhor da partida, após o apito final. BRASIL: JÚLIO CÉSAR; DANIEL ALVES, DAVID LUIZ, THIAGO SILVA, MARCELO, LUIZ GUSTAVO, PAULINHO (HERNANES), OSCAR, NEYMAR (RAMIRES), HULK (BERNARD), FRED.
“Essa equipe tirou um grande peso das costas. Tem pouca idade, mas tem personalidade. Numa estreia de COPA, saímos atrás e conseguimos a virada” – THIAGO SILVA, CAPITÃO.

Três explosões consecutivas e de forte impacto assustaram os seguranças da Câmara Municipal, por volta das 7 horas desta manhã. A Polícia Militar identificou destroços de coquetéis molotovs no terreno ao lado do PALÁCIO ANCHIETA, onde fica a sede do Poder Legislativo paulistano. O atentado aconteceu em uma área anexa à Câmara, próximo ao viaduto NOVE DE JULHO. No local existe também uma praça e uma pequena pista de skate. Segundo a assessoria da Câmara, no momento das explosões não havia ninguém na área de lazer. Somente os seguranças da Câmara trabalhavam dentro do prédio. Ninguém ficou ferido. A polícia acredita que os criminosos arremessaram os explosivos de dentro de um veículo e fugiram. O presidente da Câmara, vereador JOSÉ AMÉRICO, estava hoje descansando no município de SANTA ISABEL, na GRANDE SÃO PAULO, e ficou surpreso com o atentado. “Não havia nenhuma suspeita de que a Câmara pudesse ser alvo de ataques hoje”, disse. O caso será investigado pelos agentes do 1º DP. Até agora não há qualquer relação do ataque com as manifestações ocorridas hoje contra a COPA. Em 2013, durante os protestos de junho, diversos vidros da Câmara foram quebrados.

Uma viatura da ROTA capotou e bateu em outros três carros no início da madrugada. O acidente aconteceu na esquina das Avenidas SABARÁ e SARGENTO LOURIVAL ALVES DE SOUZA, no JARDIM MARAJOÁRA, na zona sul. Os quatro policiais militares que estavam no carro sofreram ferimentos leves.

Protestos de metroviários e de grupos contrários à COPA DO MUNDO causaram tumulto e muita correria na zona leste da capital nesta manhã. A tropa de choque da Polícia Militar agiu antes mesmo de as manifestações começaram no TATUAPÉ e por volta das 10 horas já dispersava aglomerações de participantes dos atos. Manifestantes foram atacados próximo à estação CARRÃO do Metrô e depois seguiram para a sede do Sindicato dos Metroviários, na Rua SERRA DO JAPI com a RADIAL LESTE, onde acontecia um protesto da categoria. Pelo menos 31 pessoas foram levadas à delegacia para averiguação.
Vândalos mascarados, os chamados “Black blocs”, se juntaram ao grupo, que àquela altura contava com cerca de 500 pessoas. Eles fizeram barricadas com sacos de lixo e quebraram orelhões e placas de sinalização. O clima ficou tenso quando policiais militares e manifestantes ficaram frente a frente. Houve muitos xingamentos contra os PMs e ameaças. A tropa de choque novamente entrou em ação, avançando contra a multidão e lançando bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Também disparou balas de borracha.
Essa investida da polícia deixou pelo menos 12 pessoas feridas, inclusive cinco profissionais da imprensa, sendo duas jornalistas da rede de TV norte-americana CNN. Com o ataque da PM, parte da multidão se abrigou na sede do Sindicato dos Metroviários, que ficou cercada pela tropa de choque. Com o tumulto, os sindicalistas resolveram encerrar o protesto de rua da categoria e mantê-lo apenas na parte interna do sindicato. Eles negociaram com a PM a saída pacífica das pessoas. Parte dos manifestantes criticou o recuo do sindicato. Os enfrentamentos com os policiais continuaram à tarde, levando ao fechamento das estações CARRÃO e TATUAPÉ. Ainda com tática para evitar os protestos, a Polícia Civil cumpriu pela manhã doze mandados de busca e apreensão na casa de pessoas envolvidas com as manifestações do ano passado. LUANA BERNARDO LOPES, de 20 anos, foi detida.

As chuvas que atingiram o PARANÁ afetaram mais de meio milhão de pessoas, segundo dados divulgados nesta manhã pela Defesa Civil do Estado. Ao todo 564.974 pessoas foram atingidas pelos temporais em 148 municípios de todas as regiões. Com a descoberta de um corpo que estava desaparecido em GUARAPUAVA subiu para 13 o número de mortes provocadas pelas enchentes. A expectativa é de que os prejuízos ultrapassem um bilhão de reais, mas os dados deverão ser oficializados somente no final da semana.

O ex-diretor da PETROBRÁS PAULO ROBERTO COSTA foi transferido hoje da Superintendência da Polícia Federal do RIO DE JANEIRO para CURITIBA (PR), onde ficará preso preventivamente. Ele embarcou em uma avião de carreira da AZUL LINHAS AÉREAS acompanhado de policiais federais. COSTA foi novamente preso na tarde de ontem, em sua residência na BARRA DA TIJUCA, após o Ministério Público Federal ter provado que o ex-diretor da estatal tem milhões de dólares em contas no exterior, além do risco de fugir do país. A defesa de COSTA deve entrar com um habeas corpus ainda amanhã para tirá-lo da prisão.          

2 015    :     -     SEXTA-FEIRA
Abrindo a internet nesta manhã vejo as publicações no Diário Oficial:
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13:
Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 830527-7 Fábio de Jesus Leite - 30º BPM/M - Mauá/SP (Port. DP- 1684/122/15).
FÁBIO DE JESUS LEITE nasceu em 31 de janeiro de 1967. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. PROMOÇÕES: 2º TENENTE - 25 de agosto de 1988; 1º TENENTE - 24 de maio de 1990; CAPITÃO - 24 de maio de 2003. Não tenho o registro de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 24 de maio de 2014.
a contar de 3-6-15 nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 889861-8 Leolino Lito Pinheiro Filho - 49º BPM/M - 3ª Cia PM - São Paulo/SP (Port. DP-1685/122/15).
a contar de 24-5-15 nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 854561-8 Werner Itner - 44º BPM/M - Guarulhos/SP (Port. DP- 1688/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13:
Ao posto de Maj QAOPM, o Cap QAOPM 854301-1 Ailton Antônio da Silva - ESSd - São Paulo/SP (Port. DP-1676/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 840609-0 Benedito Jorge Faleiros - 24º BPM/I - 4º Cia PM - 2º Pel PM - Vargem Grande do Sul/SP (Port. DP-1447/122/15).
a contar de 24-5-15 nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 894798-8 Nelson Sacilotti dos Santos - 23º BPM/I - 2ª Cia PM - Guaratinguetá/SP (Port. DP-1675/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13:
Ao posto de Maj QAOPM, o Cap QAOPM 841811-0 Cláudio Clementino dos Santos - CPA/M-9 - São Paulo/SP (Port. DP-1672/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 851243-4 Nelson Albano Livoto Junior - 39º BPM/M - São Paulo/SP (Port. DP-1660/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13:
Ao posto de Maj PM, o Cap PM 865204-0 Edson Rodrigues de Oliveira - 33º BPM/I - Barretos/SP (Port. DP- 1673/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da Lei Complementar 1.224/13:
Ao posto de Cel PM, o Ten Cel PM 800958-9 Maria Inês de Medeiros - 29º BPM/M - São Paulo/SP (Port. DP-1712/122/15).
MARIA INÊS DE MEDEIROS, quando tenente, foi participante ativa da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ajudando muito nas realizações de nossas solenidades nos anos 1997, 1998, 1999 e nos primeiros anos da década de 2000. Como consta do Almanaque dos Oficiais de 1994 (o último a ser confeccionado): Nasceu em 3 de outubro de 1954. Entrou para a PMESP em 5 de março de 1980. Foi promovida a 2º TENENTE em 2 de março de 1990. Não tenho outros dados de sua carreira profissional.
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 865967-2 José Carlos Adão - 4º BPAmb - 1ª Cia - 2º Pel - Catanduva/SP (Port. DP-1713/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 862554- 9 João Ocimar Benedito - 7º BPM/I - Sorocaba/SP (Port. DP-1711/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 2º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de 2º Ten QEOPM, o Subten PM 891108-8 Valdecir Aparecido Vieira - 22º BPM/I - Itapetininga/SP (Port. DP-1714/122/15).
Nos termos do artigo 2º, §§ 1º e 3º, e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11, alterada pelo artigo 7º, inciso IV, da LeiComplementar 1.224/13:
Ao posto de Cap PM, o 1º Ten PM 970404-3 Eder Lucio Galindo - 30º BPM/M - Mauá/SP (Port. DP- 1704/122/15).

Embora estejamos sem luz no OBELISCO, a nossa atividade é intensa em nossa casa, através do celular, email e FACEBOOK.
Mensagem mandada pelo CAPITÃO PM CRUZ através da internet:
Senhores, boa tarde!
Tendo vista a necessidade de ajustes e do desencadeamento de providências específicas e gerais para realização do evento comemorativo ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, convido a todos para comparecerem em  15 de Junho de 2015 (segunda-feira) as 15h, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, situada na Av. Agua Fria, 1923, Tucuruvi, a fim de participarem da reunião preparatória para o evento.
Atenciosamente,
Coloco essa mensagem em MINHAS MEMÓRIAS, blog que hoje alcança mais de mil visualizações somente nesta data, no período da tarde.
MARINEI faz uma comunicação, via celular, que o 2º BAEP solicitou a participação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no dia 17 de Julho, para a comemoração do primeiro aniversário da Unidade, com a entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA (contato com o CAPITÃO PM ANTONELLI). Já a Professora EDIMARA DE LIMA, Coordenadora do Conselho Cívico Cultural da Associação Comercial, aceita a data de 16 de julho para que se realize no Obelisco a cerimônia do 83º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
BIAJONE manda o convite para a solenidade em CAPÃO BONITO, no dia 8 de julho. Também coloco esse convite em meu blog. Ali, no FLONA (FLORESTA NACIONAL DE CAPÃO BONITO), haverá o descerramento da placa do SOLDADO CONSTITUCIONALISTA OCTÁVIO SEPPI e concessão de honrarias a personalidades convidadas para o evento.
WILLIAM MASCARENHAS também me telefona a fim de que possamos entrar em contato com o 8º DISTRITO NAVAL, sobre o evento de 9 de Julho. Faço isso através da SASDE.
Tiro o notebook LENOVO 040 da caixa e, com a ajuda do PAULO CÉSAR e IAGO vou começar a fazer as configurações na máquina. Não estou habituado a mexer com notebook e tenho dificuldades iniciais para me adaptar à mesma. Sou obrigado a criar um novo e-mail: celmario2015@hotmail.com

O diretor Peter Jackson publicou em seu Facebook uma cartaz emocionada em que ele fala sobre sua relação com Christopher Lee, que faleceu recentemente. O cineasta trabalhou com o ator na saga “O Senhor dos Anéis” e recentemente em “O Hobbit“. Leia, na íntegra:

“Com tremenda tristeza que tomei conhecimento da morte de Christopher Lee. Ele tinha 93 anos, não teve sua habitual boa saúde por um tempo, mas o seu espírito manteve-se, como sempre, indomável. Christopher falava sete idiomas. Era, em todos os sentidos, um homem do mundo. Bem versado nas artes, política, literatura, história e ciência. Ele era um estudioso, um cantor, um contador de histórias extraordinárias e, é claro, um ator maravilhoso.

Um dos meus passatempos favoritos ao visitar Londres era ver Christopher e Gitte, que me emocionou com histórias sobre sua vida maravilhosa. Eu gostava de ouvir e ele adorava contar histórias sobre seu tempo na Força Aérea na Segunda Guerra Mundial, os anos de terror em Hammer, e depois trabalhar com Tim Burton, que ele se sente imensamente orgulhoso.

Fiquei muito feliz de estar trabalhando com Chris em cinco filmes e eu nunca deixei de sentir a emoção de vê-lo em conjunto. Eu me lembro dele me dizendo que no meu aniversário de 40 anos (era 80): ‘Você é a metade do homem que eu sou’. Seja metade do homem que Christopher Lee é mais do que eu poderia esperar. Ele era um verdadeiro cavalheiro, em uma era em que as pessoas não apreciam o cavalheirismo.

Eu cresci amando filmes de Christopher Lee. Para a maior parte da minha vida, eu fui cativado pelos papéis icônicos criadas por ele no começo e continuou décadas mais tarde. Em algum lugar ao longo do caminho, Christopher Lee, de repente, e magicamente, dissolveu-se e tornou-se meu amigo, Chris. E eu amo Chris ainda mais.

Nunca haverá outro como Christopher Lee. Ele tem um lugar único na história do cinema e nos corações de milhões de fãs ao redor do mundo. O mundo será um lugar mais pobre sem ele. Minhas profundas condolências à Gitte, sua família e amigos.

Descanse em paz, Chris. Um ícone do cinema tornou-se lenda”.


"Companheira Dilma, se tem gente que vai para a rua para te defender e te ajudar a sair dessa enrascada em que nós estamos, é essa gente aqui", afirmou. Lula não explicou a que se referia com o termo "enrascada". Lula se refere aos sindicatos que mamam na mão do governo. Como se vê, você não tem que ser um sabichão da política para ter uma discussão política. E essa é a maneiraque deve ser.
TODOS NOS SOMOS POLITICOS:
Porque isso é uma realidade: Quando você pergunta ao seu colega de trabalho se a sua empresa oferece licença por doença paga, você está tendo uma discussão política. Quando você pedir ao seu patrão por que você não ganha o mesmo salário para o mesmo trabalho que os homens no escritório, você está tendo uma discussão política. Quando você tentar e colocar dinheiro fora para a aposentadoria, pagar seus empréstimos estudantis cada mês, depositar o seu salário, ou deixar cair os seus filhos na creche - essas ações cotidianas são moldadas pelas políticas sobre os livros em seu local de trabalho.
Agora, há uma ampla conversa sobre políticas de trabalho que estão acontecendo nas cidades, empresas, comunidades, e em torno de mesas de cozinha de todo o país, e é aquele que tem o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como as famílias de classe média trabalham e vivem - para o melhor.
MAS FOMOS DEIXADO DE FORA:
o jornalista Arnaldo Jabor lembra de suas diversas críticas em alerta ao rombo da Petrobras. Ele faz críticas bastante agressiva ao governo e a Dilma Rousseff. Nas palavras do jornalista - “este governo está destruindo a si mesmo, ao Brasil e a Petrobras”. Ele também explicou como o governo está acabando com o Brasil para manter a popularidade de Dilma.
A crise política, econômica e social que o País enfrenta agora é seriíssimo.
Não poderia ser diferente? É como se estivéssemos a colher mais uma prova da incompatibilidade entre Brasil, democracia autêntica e senso republicano. Por isso, mesmo a gravidade do momento carece, de certa forma, de seriedade por resultar da pequenez moral e intelectual das personagens que a precipitam das decisões politicas tomadas em nosso país.

O sindicalista LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS, 67 anos, assumiu hoje o cargo de secretário de Coordenação das Subprefeituras. O Convite é uma tentativa do prefeito FERNANDO HADDAD em se aproximar do PDT, da qual o representante sindical é filiado. A pasta é responsável pelas 32 administrações regionais e pelos principais serviços de zeladoria da cidade de SÃO PAULO. MEDEIROS substituirá o vereador RICARDO TEIXEIRA, que voltatrá à Câmara Municipal para cumprir o restante do mandato. Um dos fundadores da Força Sindical, MEDEIROS presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de MOGI DAS CRUZES, foi deputado federal e superintendente do Ministério do Trabalho.

Um incêndio destruiu pelo menos oito veículos de luxo em uma oficina mecânica na Avenida SANTO AMARO, na zona sul da SÃO PAULO, na noite de ontem. O fogo, que começou por volta das 23 horas, fez o teto da oficina desabar. No momento do acidente ninguém estava trabalhando.

Após 89 dias, a greve dos professores estaduais, liderada pela APEOESP (maior sindicato da categoria), terminou hoje sem o movimento ter sido atendido em nenhuma das suas reivindicações, muito menos a de reajuste salarial de 75%.
Apesar de sido a paralisação de maior duração da história dos docentes, a greve já tinha perdido força após o governo ter descontado os dias parados dos grevistas. Segundo a Secretaria de Educação do Estado, a adesão não chegou a 10%. O movimento fala em 60%. Nesta semana, o índice de comparecimento foi de 98%, garante a pasta.
A decisão pelo recuo foi tomada em assembléia na Avenida PAULISTA. Nestes três meses houve tentativa de invasão na sede da secretaria, brigas entre docentes e rodovias paralisadas. Agora, cada escola vai montar seu calendário de reposição, provavelmente durante as férias de julho e dezembro/janeiro.

Três bandidos armados com fuzis explodiram dois caixas eletrônicos dentro do SHOPPING JARDIM SUL, na Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI, por volta das 5 horas de hoje. Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido pela polícia. O bando conseguiu entrar no centro de compras pelo estacionamento. O trio derrubou o portão e, de marcha à ré, quebrou as cancelas. Após a invasão, os bandidos colocaram explosivos em três caixas de uma agência do BANCO DO BRASIL, localizados no subsolo do shopping, fechado no momento da ação.
Dois equipamentos foram explodidos, mas o terceiro o terminal de autoatendimento não detonou. A polícia não divulgou o valor furtado. O GATE foi chamado e desarmou o explosivo que falhou logo pela manhã. Ninguém ficou ferido. Os criminosos conseguiram fugir. Horas depois, os agentes encontraram, na região do CAMPO LIMPO, um dos veículos usados na invasão ao shopping.
No carro, dirigido pelo menor, os agentes localizaram munições de fuzil, coletes balísticos e ferramentas usadas para arrombar os cofres.
Na quarta-feira, dia 10, criminosos tentaram roubar uma agência do BRADESCO também na Avenida GIOVANNI GRONCHI, no MORUMBI.
Durante o assalto, os vigias reagiram e trocaram tiros com quatro suspeitos que participaram da ação. Dois criminosos foram baleados. Os outros conseguiram fugir, mas após uma perseguição na VILA ANDRADE, na mesma região, um deles foi preso e o outro ainda está foragido.

O médico pediatra DANIEL ZANELATTO, de 27 anos, foi encontrado morto com um saco na cabeça e seminu, na tarde de quinta-feira, no flat onde morava, na SAÚDE, zona sul. Segundo a polícia, amigos do profissional entraram em contato com a família dele, no PARANÁ, porque ZANELATTO não atendia as ligações. Quando o pai do pediatra chegou à capital, encontrou o corpo do filho já em estado de decomposição. Policiais do DHPP não encontraram sinais de arrombamento no flat. As imagens da câmera de segurança já estão com os agentes.

A Justiça italiana suspendeu temporariamente, hoje, a extradição de HENRIQUE PIZZOLATO para cumprir pena no BRASIL. O recurso da defesa do ex-diretor de marketing do BANCO DO BRASIL ainda não foi acolhido pelo Conselho de Estado, mas será analisado a partir da próxima semana pelo órgão, que dará o parecer se aceita ou não o argumento dos advogados do mensaleiro. Com isso, o petista, condenado a 12 anos e sete meses no processo do mensalão, vai esperar pela decisão em solo italiano, o que deve demorar ainda mais dez dias.
A Polícia Federal já tinha tudo preparado para buscá-lo na segunda-feira, dia 15, data na qual o petista seria liberado para a transferência para o presídio da PAPUDA, em BRASÍLIA. No dia 4, o Tribunal Administrativo Regional de LÁZIO nego o recurso da defesa, que tentava impedir a extradição do mensaleiro.

Um tribunal francês inocentou, hoje, o ex-diretor-gerente do FMI, DOMINIQUE STRAUSS-KAHN, das acusações de que havia realizado orgias com prostitutas. A absolvição aconteceu quatro anos após a acusação de assédio sexual feita por uma camareira de hotel em NOVA YORK, nos ESTADOS UNIDOS, que culminou com o fim das ambições de STRAUSS-KAHN de se tornar candidato a presidente da FRANÇA. Em fevereiro, o procurador estadual pediu que STRAUSS-KAHN, de 66 anos, fosse absolvido por falta de provas.

Ataques aéreos da coalizão liderada pela ARÁBIA SAUDITA destruíram parte da Cidade Velha de SANAA, no IÊMEN, que foi tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO. Segundo a agência de notícias estatal SABA, ao menos seis corpos foram retirados dos escombros. O local é habitado há quase 2,5 mil anos e tem uma grande quantidade de torres de vigilância, mercados de rua labirínticos, mesquitas e casas de banho.

A Promotoria alemã confirmou hoje que ANDREAS LUBITZ, copiloto que derrubou um avião da GERMANWINGS nos ALPES FRANCESES em 24 de março, pesquisou na internet como obter drogas letais, como cianeto de potássio e valium. Para o promotor de DÜSSELDORF, CHRISTOPH KUMPA, a descoberta reforça os indícios de que o jovem alemão planejava se suicidar. LUBITZ tinha histórico de depressão e chegou a ficar afastado do trabalho. Todas as 150 pessoas a bordo morreram no desastre aéreo.     

O crítico musical e ex-jurado do "Programa Raul Gil", José Messias, morreu aos 86 anos nesta sexta-feira (12). A informação foi confirmada ao UOL por Silvia Regina Cunha, mulher de Messias. Eles estavam casados há 50 anos e tinham um filho, José Messias Sales. O ex-jurado também era pai de Shirley e João Paulo, frutos de um casamento anterior.
Messias começou a ter diversos problemas de saúde - entre eles anemia e falhas no rim, baço e medula -em agosto de 2014. Segundo a mulher do ex-jurado, ele estava internado no Hospital Italiano, no Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro, desde o dia 8 de junho. Em nota, o SBT afirmou que ele estava afastado do trabalho há um ano. A emissora afirmou que Messias morreu de falência múltipla de órgãos em decorrência de problemas renais.
Jurado no "Programa Raul Gil" desde 2000, Messias, que era cantor, também foi responsável por criar o quadro "Para Quem Você Tira o Chapéu", em que celebridades dão suas opiniões sobre outros famosos, políticos ou temas polêmicos. Seu último trabalho na TV foi no quadro "Mulheres Que Brilham", comandado por Raul no SBT.
"Ele era um homem muito íntegro, maravilhoso, foram 50 anos de companheirismo", disse Silvia, acrescentando que Messias estava escrevendo um livro antes de ser internado.
Natural de Bom Jardim (Minas Gerais), Messias ingressou na música aos 16 anos compondo marchinhas para blocos de carnaval. Ele fez carreira como apresentador no Rádio e também foi diretor e jurado do "Programa Flávio Cavalcanti", da TV Tupi, nos anos 70.
Messias será sepultado no próximo sábado, às 16h, no cemitério Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema.

A ex-jurada do "Programa Raul Gil", ex-vedete e atriz Marly Marley morreu, aos 75 anos, na noite desta sexta-feira (10) no Hospital São Camilo, em São Paulo. De acordo com o hospital, ela morreu às 22h05 devido a complicações relacionadas a um câncer de pâncreas. 
O velório será a partir das 9h deste sábado (11) no Cemitério Morumbi, em São Paulo, e o enterro às 17h.
Em recente entrevista ao UOL, o apresentador Raul Gil afirmou que Marly teve que passar por uma cirurgia de emergência em dezembro e estava se recuperando na UTI. "O Ary [Toledo] está desolado, sem rumo, a família dele é a Marly", afirmou Raul sobre o estado emocional do marido da ex-vedete.
A atriz foi internada no dia 3 de dezembro devido a uma "descompensação clínica" e estava em tratamento quimioterápico para seu câncer, que era metastático – ou seja, causa formação de novas lesões tumorais a partir de outras.
O último boletim médico divulgado pela assessoria do São Camilo nesta quinta-feira (9) informou que a ex-jurada estava recebendo os devidos cuidados médicos e que seu estado era "grave, mas estável".  Ainda de acordo com as informações, Marly seguia internada sem previsão de alta.
Famosos lamentam
Pelo Twitter, famosos lamentaram a morte de Marly Marley. O diretor do "Programa Raul", Raul Gil Jr. se despediu da amiga. "Como sempre Deus tem seus caminhos...Marly Marley seu caminho foi de amor e paz. Te amo muito, vou sentir muitas saudades dos seus conselhos. Beijos", escreveu.
O ator Cacá Rosset publicou uma foto com Marly no "Programa Raul Gil".
A atriz Susy Aryes escreveu: "Marly Marley super obrigada pela força , você foi super importante em minha vida, aprendi muito com você. Descanse em paz."
Pelo Facebook, Régis Tadeu, colega de júri do "Programa Raul Gil", disse que nunca vai se esquecer da atriz: "Minha amiga Marly Marley se foi... Tenho certeza que seu espírito está descansando neste exato momento. Nunca vou esquecer dela. Tive o prazer de trabalhar com ela no júri do 'Programa Raul Gil' e aprendi muito a respeito de como se comportar na TV ouvindo seu conselhos e 'broncas'. Mais ainda: tive a honra de ter me tornado seu amigo pessoal, o que muito me orgulha. Descanse em paz, querida amiga".
Carreira
Marly Marley nasceu na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, em 5 de abril de 1938. Nos anos 1960 ela atuou em diversas peças e programas televisivos, como "Miss Campeonato" e "O Amor Tem Cara de Mulher", passando por emissoras como Tupi, Excelsior e Band.
No cinema, a atriz trabalhou com ícones da sétima arte nacional como Mazzaropi e Dercy Gonçalves, em filmes como "O Puritano da Rua Augusta", "Casinha Pequenina" e "O Vendedor de Lingüiças".
Seu último trabalho no cinema foi "Chega de Saudade", de 2007, e por muitos anos foi jurada do "Programa Raul Gil", que passou pela Record, Band e atualmente é exibido pelo SBT. Marly foi casada com o humorista Ary Toledo por 45 anos.

2 016   :    -     DOMINGO
DIA DOS NAMORADOS. Troca de presentes aqui em casa, por causa dessa data. LUCINDA cuida de um almoço mais caprichado. Mas o frio é tremendo. Procuro trabalhar num computador antigo, não deixando que as memórias fiquem esquecidas por causa do HD que está em conserto. O PAULO CÉSAR não trouxe o aparelho e isso dificulta meus trabalhos. Não tenho impressora funcionando e os livros não são atualizados.
O domingo é muito difícil de passar. Talvez seja este um dos dias mais frios do ano.

Vinte e três anos mais tarde, o PALMEIRAS repetiu 1993 e venceu o CORINTHIANS no DERBI. Diferentemente da final que garantiu o título estadual daquele ano, o placar não foi elástico. Em vez de 4 a 0, só um gol saiu hoje, da cabeça de CLEITON XAVIER.
A estrela do camisa 10 brilhou demais. Ele entrou no intervalo e precisou de dois minutos para fazer a festa dos 39.935 palmeirenses presentes ao clássico de torcida única – que garantiu o recorde de maior público da história do ALLIANZ PARQUE.
A COBRA CORAL, como é chamado o SANTA CRUZ, até despertava um certo temor. Jogando em casa, o time só havia sofrido duas derrotas em 18 jogos nesta temporada. Hoje, porém, quem deu o bote fatal foi uma cobra d´água alvinegra.
Com a vitória por 2 a 0, no RECIFE, o SANTOS encerrou um longo e incômodo jejum como visitante no CAMPEONATO BRASILEIRO e, de quebra, deu um salto na tabela de classificação.
O PEIXE saiu da 12ª para a quinta posição, com dez pontos – está empatado com outros seis times, mas leva vantagem nos critérios de desempate.
Com somente um treino e menos de 30 horas depois de chegar ao ATLÉTICO MINEIRO, FRED balançou a rede do CRUZEIRO em sua estréia, nesta tarde, no INDEPENDÊNCIA. Fez o gol que dava o empate ao GALO pela contagem de 2 a 2, mas sua alegria parou por aí. No fim, quem venceu o clássico mineiro foi a RAPOSA, por 3 a 2. Foi uma partida extremamente emocionante. Para se ter uma idéia, houve quatro expulsões: uma do ATLÉTICO MINEIRO (MARCOS ROCHA) e três do CRUZEIRO (LUCAS, BRYAN e ROMERO). Com a vitória, o CRUZEIRO chegou a oito pontos e deixou o rival com um a menos, na zona da degola do campeonato.
Também nesta tarde, o FLAMENGO foi derrotado pelo FIGUEIRENSE, em FLORIANÓPOLIS, por 1 a 0 (gol de RAFAEL MOURA) e permanece com dez pontos – beneficiado pelos resultados, segue bem posicionado, próximo do G4. Já o adversário, com nove pontos, saiu da zona da degola.
A rodada de hoje começou pela manhã, com times que lutam para fugir da parte de baixo da tabela. No COUTO PEREIRA, o CORITIBA saiu atrás, mas conseguiu a virada sobre o SPORT, por 3 a 2, com gols de RUY, KLÉBER GLADIADOR e LUCAS CLARO – o meia DIEGO SOUZA fez dois dos pernambucanos. Também cedo, o BOTAFOGO estava conseguindo deixar a Lanterna do BRASILEIRÃO, ao abrir o placar com SASSÃ, contra o VITÓRIA, mas VICTOR RAMOS empatou nos acréscimos. O time carioca segue em último lugar, com cinco pontos, enquanto os baianos chegaram a nove.

Pela primeira vez desde a edição de 1987, o BRASIL caiu na primeira fase da COPA AMÉRICA. Em uma atuação deplorável da arbitragem comandada por ANDRÉS CUNHA, o PERU venceu a seleção brasileira por 1 a 0, em FOXBOROUGH. O resultado era o único capaz de eliminar a equipe do técnico DUNGA, que fechou a fase na terceira colocação do GRUPO B, com quatro pontos. O PERU terminou com sete e pegará a COLÔMBIA nas quartas. O EQUADOR ficou com a segunda vaga na chave e enfrenta os ESTADOS UNIDOS.
A segunda vaga do GRUPO B ficou com o EQUADOR, que, como se esperava, atropelou o HAITI, hoje, em NOVA JERSEY, por 4 a 0. Com o resultado, LA TRI, como é conhecida a seleção amarela, foi a cinco pontos e se classificou às quartas de final, feito que o país não conseguia desde a edição de 1997, na BOLÍVIA.

A disputa pelo título do MUNDIAL de pilotos da FÓRMULA 1, enfim, voltou a ficar acirrada. Aproveitando-se de um erro de estratégia da FERRARI, o inglês LEWIS HAMILTON, da MERCEDES, venceu o GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ, hoje, e se aproximou do alemão NICO ROSBERG. O brasileiro FELIPE MASSA, da WILLIAMS, teve um problema na refrigeração do motor de seu carro e abandonou a prova.
O dia tinha tudo para ser de festa para HAMILTON. Mas, logo na largada, o atual campeão, que largou da pole, foi ultrapassado pelo alemão SEBASTIAN VETTEL, da FERRARI. Em seguida, enquanto defendia o segundo lugar, sofreu um toque de ROSBERG, seu parceiro na MERCEDES.
Por sorte, o contato não prejudicou HAMILTON, que seguiu na cola de VETTEL. Na 38ª volta, a FERRARI chamou seu piloto para uma segunda parada e o inglês, que traçou uma estratégia de apenas um pit stop na corrida, se aproveitou da situação para pular à frente. Daí em diante, apenas administrou a ponta para vencer a segunda consecutiva.
Visivelmente irritado com o trabalho de sua equipe, VETTEL cruzou a linha de chegada na segunda posição. Companheiro de MASSA na WILLIAMS, o finlandês VALTTERI BOTTAS fez uma corrida com poucos erros e completou o pódio.
Já o alemão ROSBERG, que caiu para o décimo lugar no choque com HAMILTON, fez uma corrida de recuperação e terminou em quinto. Pior que isso, viu a diferença para HAMILTON na disputa pelo título cair de 25 para nove pontos.

Um homem armado matou 50 pessoas e feriu 53 em uma boate gay em ORLANDO, na FLÓRIDA, nesta madrugada, antes de ser morto pela polícia, segundo as autoridades, no que já é considerado o tiroteio em massa mais fatal da história dos ESTADOS UNIDOS.
O atirador foi identificado como OMAR S. MATEEN, homem que pode ter ligação com o ESTADO ISLÂMICO, de acordo com uma fonte do FBI. Autoridades descreveram a tragédia como um “ato de terrorismo” ainda que haja cautela na suspeita de conexão com o grupo extremista.
“Foi reportado que MATEEN fez ligações ao 911 (número de emergência) esta manhã nas quais ele afirmou sua lealdade ao líder do ESTADO ISLÂMICO”, disse o agente do FBI, RONALD HOPPER, em coletiva de imprensa nesta tarde.
O FBI informou que ainda estava tentando determinar se o tiroteio em massa havia sido um crime de ódio contra os gays ou um ato de terrorismo.
O número de mortos informado pelo prefeito de ORLANDO, BUDDY DYER, e pela polícia aos jornalistas transformou o ataque a tiros no mais fatal na história dos EUA, superando o massacre na UNVERSIDADE VIRGÍNIA TECH, que matou 32 em 2007. “Hoje estamos lidando com algo que nunca imaginamos e é inimaginável”, disse.
Um policial trabalhando como segurança dentro da boate PULSE, que funciona em ORLANDO desde 2004, trocou tiros com o suspeito às 2 horas da madrugada no horário local, segundo policiais. Uma situação com reféns se desenvolveu rapidamente e três horas mais tarde um esquadrão de oficiais entrou na boate e matou o atirador. Ainda não está claro em que momento o atirador baleou as vítimas.
Vídeos mostram policiais e civis carregando pessoas feridas para fora da boate e se curvando sobre outros que estavam deitados no chão.
“Se consideramos isso um ato de terrorismo? Absolutamente, estamos investigando isso de todas as perspectivas como um ato de terrorismo”, disse DANNY BANKS, agente especial responsável pelo departamento legal da FLÓRIDA. “Se isso é uma atividade doméstica de terrorismo ou internacional é algo que certamente vamos descobrir”.
Também há uma corrente que trabalha com a hipótese de crime de homofobia. Em entrevista ao canal de TV “NBC”, o pai do suspeito, SEDDIQUE MATEEN, descartou motivações religiosas para o ataque e disse que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, quando viu dois homens de beijando durante uma viagem que fizeram a MIAMI.
Não há ainda informações de brasileiros que poderiam ter sido mortos ou feridos no ataque em ORLANDO. O ITAMARATY emitiu uma nota se solidarizando com as vítimas. Nesta mesma nota, o órgão afirmou que está em contato com as autoridades locais para trazer mais informações, inclusive sobre uma possível vítima brasileira.
O presidente BARACK OBAMA descreveu o pior tiroteio em massa na história dos ESTADOS UNIDOS como “um ato de terror” e “um ato de ódio”, dizendo que o massacre de 50 pessoas na boate gay em ORLANDO, FLÓRIDA, foi um ataque contra todos os norte-americanos.
“Hoje, como norte-americanos, estamos de luto pelo assassinato brutal, um massacre terrível de dezenas de pessoas inocentes”, declarou na CASA BRANCA.
“Embora ainda esteja no início da investigação, sabemos o suficiente para dizer que este foi um ato de terror e um ato de ódio”, disse o presidente,.
“Não vamos ceder ao medo ou virar uns contra os outros. Em vez disso, vamos permanecer unidos como norte-americanos para proteger nosso povo, defender nossa nação e para tomar medidas contra aqueles que nos ameaçam”.
OBAMA ordenou que a bandeira dos ESTADOS UNIDOS na CASA BRANCA fosse içada a meio mastro, em homenagem às vítimas. O democrata disse que era apropriado ao FBI investigar o massacre como um ato de terrorismo e afirmou que “não pouparia esforços” para determinar se o atirador havia se inspirado ou associado a grupo extremista.
O presidente também chamou o tiroteio de um novo lembrete de “como é fácil alguém colocar as mãos em uma arma que lhes permite atirar em pessoas em uma escola, em uma casa de culto, um cinema ou em uma boate”, referindo-se a outros assassinatos em massa que têm pontuado a história recente dos EUA.

“Temos de decidir se esse é o tipo de país que queremos ser”.            

Nenhum comentário: