terça-feira, 19 de julho de 2016

18 DE JULHO DE 2016 - SEGUNDA-FEIRA

DIA    D E Z O I T O    DE     J U L H O      DE      2 016     -      SEGUNDA-FEIRA.
79 anos, seis meses e 21 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de julho de 1950
NONO DIA DO ANO 66º
58 anos e 45 dias na PMESP.
57 anos e 157 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 764 dias – 496 428 horas.
52 anos e 315 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 127 dias no Posto de Coronel – 340 meses e 5 dias.
5 anos e 11 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
10 415 dias C O R O N E L - 24 anos e 217 dias na reserva.
10 971-263 148                          10 415-249 788                             10 677-249 428.
DIA DOS SANTOS CARLOS DE DIOS MURIAS e GABRIEL LAONGUEVILLE. CARLOS DIOS era sacerdote conventual franciscano e GABRIEL, sacerdote diocesano. CARLOS tinha 30 anos e GABRIEL, 44, quando foram assassinados. Policiais federais argentinos os levaram para CÓRDOBA, após enganá-los dizendo que iriam depor a favor de alguns presos, e os mataram. Foram mortos de 1976. Os corpos foram encontrados apenas dois dias depois.
DIA DE SÃO FREDERICO. Bispo de UTRECHT (HOLANDA), esforçou-se para eliminar os restos do paganismo e idolatria existentes na região. Censurou os escândalos dados pela imperatriz JUDITE.
DIA DE SANTO ARNOLFO DE METZ. Nasceu na FRANÇA em 582. Foi bispo de METZ. Incerto de que merecia o cargo, jogou seu anel em um rio pedindo perdão a DEUS. O anel retornou no ventre de um peixe.

1052 a. começa o GRANDE INCÊNDIO DE ROMA, em 18 de julho de 64. A lenda diz que o fogo foi iniciado pelo Imperador NERO, que teria se retirado para tocar harpa enquanto via a cidade queimar.
642 a. morre FRANCESCO PETRARCA poeta e humanista italiano em 18 de julho de 1374.
195 a. anexação da chamada BANDA ORIENTAL (URUGUAI) ao BRASIL com o nome de PROVÍNCIA CISPLATINA, em 18 de julho de 1821.
186 a. Constituição da República do URUGUAI é promulgada no dia 18 de julho de 1830.
175 a. da sagração de DOM PEDRO II como imperador do BRASIL, aos 15 anos, em 18 de julho de 1841, um ano depois de ser declarado maior e começar a reinar. Casou-se com a princesa napolitana TERESA CRISTINA MARIA DE BOURBON, filha de FRANCISCO I, do Reino das Duas Sicílias, em 30 de maio de 1843. Teve quatro filhos, mas só dois sobreviveram: as princesas ISABEL e LEOPOLDINA. No início de seu governo fez viagens diplomáticas às províncias mais conflituadas. Culto, protegeu artistas e escritores e manteve correspondência com cientistas de várias partes do mundo. Entre 1871 e 1887 fez três viagens ao exterior – sempre pagando suas próprias despesas – e procurou trazer para o BRASIL várias inovações tecnológicas. Com a proclamação da República, deixou o País e foi com a família para PORTUGAL, em 17 de novembro de 1889. Dois anos depois, em 5 de dezembro de 1991, morreu de pneumonia em PARIS, aos 66 anos de idade. Batizado como PEDRO DE ALCÂNTARA JOÃO CARLOS LEOPOLDO SALVADOR BEBIANO FRANCISCO XAVIER DE PAULA LEOCÁDIO MIGUEL GABRIEL RAFAEL GONZAGA, DOM PEDRO II nasceu no palácio da QUINTA DA BOA VISTA, RIO DE JANEIRO, em 1825. Sétimo filho do DOM PEDRO I e da imperatriz LEOPOLDINA, herda o direito ao trono com a morte de seus irmãos mais velho MIGUEL e JOÃO CARLOS. Tem cinco anos quando o pai abdica. Fica no BRASIL sob tutela de JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, e, depois, do MARQUÊS DE ITANHAÉM.    
163 a. um motim popular obriga JUAN FRANCISCO GIRÓ a renunciar à Presidência do URUGUAI, em 18 de julho de 1853.
155 a. TOMÁS CIPRIANO DE MOSQUERA toma o poder na COLÔMBIA durante o Combate de BOGOTÁ, em 18 de julho de 1861.
150 a. COMBATE DE BOQUEIRÃO, entre paraguaios e tropas aliadas argentinas, uruguaias e brasileiras, deixa quase seis mil mortos de todas as forças combatentes, em 18 de julho de 1866.
141 a. falece MANUEL MARQUES DE SOUZA, CONDE DE PORTO ALEGRE, no RIO DE JANEIRO, em 18 de julho de 1875. Nasceu no RIO GRANDE (RJ) em 13 de junho de 1804. Comandou o Exército brasileiro contra o ditador D. JUAN MANUEL ROSAS. Foi ministro da Guerra e recebeu várias condecorações.
134 a. nasce ARTHUR FRIEDENREICH - "EL TIGRE" - 18 de julho de 1892
Ex-futebolista brasileiro, Arthur Friedenreich (1892-1969) foi o primeiro grande craque do futebol do Brasil. Foi nove vezes artilheiro do campeonato paulista, marca que só foi quebrada quase três décadas depois por Pelé. Arthur Friedenreich nasceu em São Paulo, no dia 18 de julho de 1892. Filho de um imigrante alemão com uma lavadeira negra, filha de ex-escravos. Era um mulato alto, esguio, cabelos crespos e olhos verdes. Foi atacante de dribles curtos e rápidos, ágeis deslocações, criativo, habilidoso e de um forte chute preciso com ambos os pés, além de fazer parte da história de nosso futebol é o grande detentor de recordes e marcas únicas. Foi campeão sul-americano, atual Copa América, em 1919 e 1922 pela seleção brasileira, sendo estes os dois primeiros títulos do Brasil. Foi dele o gol da vitória por 1x0 contra o Uruguai em 1919. Sua técnica aliada a sua raça rendeu-lhe o apelido de "El Tigre" entre nossos adversários argentinos e uruguaios. É dono da mais longa carreira dentro do futebol, pois por 26 anos atuou por diversas equipes até encerrar a carreira aos 43 anos em 1935. Arthur Friedenreich foi nove vezes artilheiro do campeonato paulista, marca que só foi quebrada quase três décadas depois por Pelé. Embora haja controvérsias é o maior artilheiro da história do esporte com a marca de 1329 gols oficializada pela FIFA e registrado no "Guinness, o livro dos recordes" com base em dados apresentados pelo jornalista Mário Viana.
129 a. nasce o piloto EDUARDO PACHECO CHAVES, conhecido mais por “EDU CHAVES”, no dia 18 de julho de 1887, num casarão da Rua de SÃO BENTO, na cidade de SÃO PAULO, filho de uma antiga família de cafeicultores.  Falece em 21 de junho de 1975. Fascinado pela aviação, vai para a FRANÇA e adquire seu “brevê” de piloto da FEDERATION AERONAUTIQUE INTERNACIONALE em 28 de julho de 1911, a bordo de um aparelho modelo BLERIOT de 25 HP. Ainda na FRANÇA, foi o primeiro aviador a realizar vôos noturnos. Foi o primeiro piloto brasileiro a voar nos céus do BRASIL no dia 8 de março de 1912, na cidade de SANTOS, pioneiro nas ligações aéreas entre SÃO PAULO-SANTOS, SÃO PAULO-RIO DE JANEIRO e RIO DE JANEIRO-BUENOS AIRES. Neste período teve a oportunidade de voar em companhia do aviador francês ROLAND GARROS na breve estadia deste no BRASIL. Criou a primeira escola de aviação do país em GUAPIRA, SÃO PAULO, onde empregou aviões trazidos da EUROPA. Chegou a ter uma frota de 21 aviões que trouxe da FRANÇA. A paixão pela aviação nasceu de um encontro que ele teve com SANTOS DUMONT, na INGLATERRA. Foi o único brasileiro a pertencer à Sociedade LES VIEILLES TIGES, constituída de aviadores brevetados antes de 1914 e que desapareceu quando morreu o último de seus membros. 
124 a. Lei nº 43, do Estado de São Paulo, determina a criação de um laboratório bacteriológico, atual Instituto BUTANTÃ, em 18 de julho de 1892.
124 a. nasce ARTUR FRIEDENREICH - o "EL TIGRE" - no dia 18 de julho de 1892. Falece em 6 setembro de 1969. Nasceu no bairro da LUZ e lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Era filho do senhor OSCAR FRIEDENREICH, alemão, e de dona MATILDE, brasileira, filha de escravos. Era um garoto que ia mal na escola e bem nos gramados. Foi ídolo do futebol nos primeiros 30 anos do século XX e sua história pode ser encontrada em clubes da cidade, como PINHEIROS (antigo GERMÂNIA), ATHLETICO PAULISTANO, onde dá nome ao campo e tem estátua, e no SÃO PAULO. Quando a COPA DO MUNDO for disputada nos gramados brasileiros, em 2014, o País estará comemorando cem anos da primeira participação de FRIED na seleção brasileira. Foi num jogo contra o time do EXETER CITY, da INGLATERRA, e no qual o centroavante paulistano deu, literalmente, seu sangue pelo BRASIL: perdeu dois dentes numa disputa de bola. FRIED criou o drible curto e rápido, refinando o trato da vovó da Jabulani.  Em 29 de maio de 1919, no RIO, o centroavante brasileiro FRIEDRENREICH pegou um rebote, bateu forte, à meia altura, no meio do gol. Ele decretou o 1 a 0 que deu ao BRASIL o título contra o URUGUAI na COPA SUL-AMERICANA.    
118 a. Proclamação da independência das FILIPINAS, em 18 de julho de 1898. O jornal DIÁRIO POPULAR publica nesta data: o doutor JOÃO GOGLIANO, delegado da 2ª circunscrição, como medida de ordem pública, ordenou ontem o fechamento do boliche que funcionava em um barracão contíguo ao POLITHEAMA. O proprietário foi intimado a comparecer à delegacia.
Fundou-se nesta capital a sociedade UNIÃO COOPERATIVA DOS AÇOUGUEIROS DE SÃO PAULO, com o capital realizado de 100 contos, para o fim de fornecer a carne à população não só de superior qualidade como por preço mais baixo do que o atual.
Na ocasião em que passava ontem pela Rua DUQUE DE CAXIAS, CONSTANTINO CARRARA, de nacionalidade italiana, foi atacado por dois patrícios seus, que lhe vibraram quatro navalhadas nas costas e uma no abdômen.
O senhor CARLOS SCHNAPP, residente à Rua MAESTRO CARDIM tem recebido o DIÁRIO POPULAR, de que é assinante, com muita irregularidade. Ainda no último sábado foram-lhe entregues os números de quinta e sexta-feiras. Pedimos providências do senhor doutor administrador do correio.
Nas rodas políticas se diz que a bancada paulista terá votação equilibrada sobre a licença da Câmara para pronunciar os deputados federais envolvidos nos acontecimentos de 5 de novembro (o atentado ao presidente PRUDENTE DE MORAES).
São graves as notícias do CHILE pois dizem que sobem a dez mil os operários que se acham sem trabalho em vários pontos do país. Afirmam os despachos que os operários ameaçam “greve” por falta de meios de subsistência.
Na República Argentina continuam presos diversos membros da oposição, receando-se uma revolução. O governo tem tomado todas as providências, para que nas províncias não haja pronunciamentos.
Consta que navios mercantes espanhóis não saem dos respectivos portos porque receiam ser capturados pela esquadra americana do comodoro WATSON.
116 a. do jogo entre o SPORT CLUB INTERNACIONAL e o SPORT CLUBE GERMANIA, em 18 de julho de 1904. Os jornais da época diziam que os times se portaram com classe, despertando no público grande entusiasmo. E, não fosse a desigualdade decisiva de quatro gols do INTERNACIONAL contra nenhum do GERMANIA, se diria que o jogo foi, de lado a lado, o mesmo em brilhantismo.
107 a. AHMED MIRZA, escoltado pela guarda russo-inglesa, dirigiu-se ao palácio do SULTANABAD, onde o conselho nacional o proclamou XÁ DA PÉRSIA em 18 de julho de 1909.
107 a. disputado pela primeira vez o clássico GRÊMIO x INTERNACIONAL (GRE-NAL), em 18 de julho de 1909, com vitória gremista por 10 a 0.
105 a. CONDE DE KOMURA, ministro das Relações Exteriores do JAPÃO, declarou, num banquete, que as relações entre os ESTADOS UNIDOS e o JAPÃO estão muito firmemente estabelecidas, os interesses muito distintos para se admitir a possibilidade de que alguma questão sobrevenha entre os dois países,que não possam ser resolvidas diplomaticamente.
106 a. nasce MARIA CELESTINA TEIXEIRA MENDES em 18 de julho de 1910.
MARIA CELESTINA TEIXEIRA MENDES TORRES
MCELESTINA em 1994 sentada.jpg
Maria Celestina em 1994 (sentada)
 Nasceu em Piracicaba em 18 de julho de 1910, filha do engenheiro Octavio Teixeira Mendes, mais conhecida como “Dona Mariinha”, além de revolucionária, transformou-se na primeira mulher historiadora de Piracicaba, titular da cadeira 20 em nossa Academia, detentora de vários prêmios entre seus livros estão:
1-“Otávio Teixeira Mendes e sua Piracicaba” – Editora Shekinah, relata a saga, da qual seu pai foi um dos líderes da Revolução de 1932 e descreve a “catraca”, inventada por seu pai, diante da limitação das armas paulistas, que passará a ser conhecida como “matraca”, havendo um modelo da invenção no Museu Histórico de Ribeirão Preto.
Este livro não é apenas uma homenagem a sua memória, mas também, uma pequena contribuição ao estudo da cidade de Piracicaba.
2-“História dos bairros de São Paulo” – monografia vencedora do concurso de monografias do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, 1985. 190.
Em “O bairro de Santana”, diz que o povoado ficou de certa forma mais perto da cidade de São Paulo depois da construção da Ponte Grande sobre o Rio Tietê, em 1942, e foi considerado o primeiro trabalho de vulto da engenharia na capital paulista.
“O bairro do Brás” Vol. I edição de 1969; “Ibirapuera” Vol. 11 edição de 1977; “O Jardim da Luz” em 1967 (IHGP).
3-“Aspectos da Evolução da Propriedade Rural em Piracicaba no Tempo do Império“ edição de 1975 (IHGP).
4-“Piracicaba no Século XIX” – obra publicada em 2003, a autora, “ao tentar capturar a dialética dos tempos piracicabanos oferece uma síntese interessantíssima da dimensão sócio-econômica da cidade no século XIX...”, revelando as mudanças gerais e particulares na cidade e sua participação e atuação na história brasileira – Piracicaba/SP: IHGP/Editora Degaspari, 2003.
celestina.jpg
Maria Celestina, com cento e um anos de idade, vive agora numa Casa de Repouso em Campinas. Sua trajetória brilhante continua a ser motivo de orgulho para sua família e para nós, piracicabanos.

Maria Celestina Teixeira Mendes - Mariinha- Revolucionária Piracicabana.jpg
Maria Celestina em seu aniversário 18/07/2011
104 a. da publicação do jornal O ESTADO de 18 de julho de 1911: (BRAGANÇA) Continuou ontem a parede de colonos. Já se vai notando a ausência quase completa de colonos na cidade. Uma comissão de grevistas foi a SÃO PAULO solicitar a intervenção do cônsul italiano para a defesa. 
103 a. termina a SEGUNDA GUERRA BALCÂNICA, no dia 18 de julho de 1913, no dia em que SÉRVIA, GRÉCIA e ROMÊNIA lutaram contra a BULGÁRIA por causa da divisão do território que os quatro países haviam conquistado na MACEDÔNIA. O conflito transforma o pequeno reino da SÉRVIA em uma potência local.
102 a. falece o sergipano SÍLVIO VASCONCELOS DA SILVEIRA RAMOS ROMERO no dia 18 de julho de 1914. Nasceu em 21 de abril de 1851. No TATUAPÉ existe uma praça que ganhou o seu nome em 1931. Uma breve biografia do crítico literário, pensador e ensaísta está nestas memórias por ocasião do lançamento de seu nascimento.
101 a. revolução no MÉXICO: os zapatistas recuperam a capital em 18 de julho de 1915.
  98 a. nasce o líder africano NELSON MANDELA no dia 18 de julho de 1918. Até 1990, NELSON MANDELA era o homem invisível, um herói oculto em uma ilha-prisão na costa da ÁFRICA. Mas em 2008, ao completar 90 anos, ele era o oposto: uma figura reverenciada, cujo aniversário foi marcado com um show de rock no HYDE PARK, em LONDRES, e por um jantar de gala no aristocrático LORD´S CRICKET GROUND, além de uma série de outros atributos. “Ficamos honrados em ver que vocês desejam celebrar o aniversário de um velho aposentado, que não dispõe mais de poder”, disse o ex-presidente sul-africano em uma mensagem transmitida pelo rádio. Parte de MANDELA parece sempre ter sido propriedade pública, uma espécie de talismã universal da integridade e dignidade. Seu nome é agora o primeiro de uma lista de notáveis com quem os astros do rock e os políticos procuram se encontrar – como em sua aparição, em 1997, com o grupo pop britânico SPICE GIRLS. Na sua presença, até o mais experiente e cínico dos políticos parece ganhar a credibilidade conferida pelos 27 anos que MANDELA passou na prisão. Sua estatura e carisma lhe garantiram a entrada em lugares variados, desde a CASA BRANCA até o número 10 da DOWNING STREET, sede do poder britânico.
Passaram 20 anos desde que MANDELA foi libertado de ROBBEN ISLAND, 16 anos desde seu triunfo nas primeiras eleições democráticas da ÁFRICA DO SUL, 10 anos desde que deixou o gabinete e 6 desde que se retirou da vida pública.
Ao contrário do que ele mesmo diz a respeito de seu poder e influência, MANDELA ainda é visto como fiador da transição sul-africana de uma sociedade segregada para uma regida pela maioria. Recentemente, FREDERIK DE KLERK, último presidente branco da ÁFRICA DO SUL, enalteceu o papel de MANDELA na transformação da ÁFRICA DO SUL em uma nação multicultural emergente. Ele emprestou seu nome ao combate à AIDS e envolveu-se na disputa pelo poder no ZIMBÁBUE, dizendo que houve um “trágico fracasso da liderança” no país vizinho.
Conforme ele fica mais velho, cresce o temor entre os sul-africanos de que seu legado esteja ameaçado pelas trapalhadas de seu sucessor, THABO MBEKI. Os críticos de MBEKI o acusam de ter dividido a ÁFRICA DO SUL e de estar por trás de uma ampla centralização de poder nas mãos do Congresso Nacional Africano (CNA), partido negro que governa o país desde o fim do apartheid. 
  98 a. da execução dos ROMANOV, na RÚSSIA, em 1918. Era para ser uma sessão de fotos. Uma família inteira foi fuzilada. O último czar da RÚSSIA, NICOLAU II, e seus parentes foram presos pelos bolcheviques em 1917 e enviados a casa IPATIEV, em EKATERIMBURGO. Como a localidade estava para ser invadida pelos checoslovacos, que travavam guerra contra os russos, determinaram sua execução em 18 de julho de 1918. Os ROMANOV, que eram o czar, sua mulher, ALEXANDRA, e o filho ALEXEI e as filhas OLGA, TATIANA e ANASTASIA, o médico da família e a dama de companhia, foram executados a tiros. Seus corpos foram transportados para a floresta, próxima à aldeia de PALKINA, e queimados no dia seguinte. Só foram encontrados nos anos 1970. Em 1998, os restos mortais foram depositados em uma cripta no interior da catedral PEDRO E PAULO, em SÃO PETERSBURGO. 
  95 a. nasce JOHN GLENN, primeiro astronauta norte-americano, em 18 de julho de 1921.
  94 a. nasce o artista ARCANGELO IANELLI, em SÃO PAULO, no dia 18 de julho de 1922. Desde cedo deu indícios que não seria o engenheiro que o pai esperava ver no filho. Com pouco mais de 20 anos, começou a freqüentar o ateliê de COLETE PUJOL e, mais tarde, o de WALDEMAR DA COSTA. Nas primeiras obras, feitas a partir de 1938, “IANELLI começou desenhando “academias”, nus, retratos; e pintando paisagens e “naturezas-mortas”. Na década de 50, IANELLI é um dos fundadores do GRUPO GUANABARA, ao lado de FUKUSHIMA, MABE e TANAKA, entre outros artistas de origem japonesa. Nessa época, o grupo saía para pintar arredores e, assim, aparecem nas obras, “o casario amontoado”, “largas massas de planos sobrepostos”. A um passo da abstração, IANELLI começa a fazer as marinhas em que predominam as faixas de cores, a geometria – é o triângulo para a abstração pura. No dia 26 de junho de 2004, na PINACOTECA, foi lançado o livro “IANELLI”, edição sobre a vida e toda a produção do artista. 
  89 a. pouco depois de sair da prisão, ADOLF HITLER publica o livro “MINHA LUTA” (MEIN KAMPF) em BERLIM, no dia 18 de julho de 1925. A obra continha a base do nazismo.
  82 a. Sociedade das Nações entrega à COLÔMBIA o território de PUERTO LETÍCIA, sobre o Rio AMAZONAS, em 18 de julho de 1934, disputado por peruanos e colombianos.
  80 a. da REVOLUÇÃO ESPANHOLA. Foi um conflito que durou apenas três anos, mas marcou toda uma geração dentro e fora da Europa. A ESPANHA do final dos anos 1930 acabou se tornando o palco de enfrentamento das principais ideologias do século XX. A guerra começou em 18 de julho de 1936, quando o GENERAL FRANCISCO FRANCO deu um golpe de Estado para pôr fim à república proclamada cinco anos antes com um projeto de modernizar o país, ainda com resquícios de feudalismo e mesmo da Inquisição. Após o anúncio de que FRANCO tinha abandonado seu posto nas CANÁRIAS, houve um racha em cada região, em cada grande cidade espanhola. Dentro do campo republicano, lutavam anarquistas, stalinistas, trotskistas, socialistas e democratas. Ao lado de FRANCO encontravam-se monarquistas, fascistas, anticomunistas e católicos. Nem todos eles espanhóis. Essa foi outra característica marcante dessa guerra que atraiu milhares de voluntários estrangeiros, entre eles GEORGE ORWELL. Em 2006, com o lançamento de LUTANDO NA ESPANHA, temos a reunião dos principais textos do autor de 1984 e REVOLUÇÃO DOS BICHOS sobre o conflito que resultou numa ditadura que duraria quatro décadas. Essa edição reúne os dois livros sobre sua passagem pelo front e por BARCELONA, HOMENAGEM À CATALUNHA e RECORDANDO A GUERRA CIVIL ESPANHOLA. São relatos de um confronto-chave entre esquerda e direita, tão contundente quanto o quadro GUERNICA, em que PABLO PICASSO desenhou o terror de um bombardeio ocorrido no País basco, naquele mesmo conflito. Principais eventos: 1931 – Proclamação da Segunda República Espanhola; ALFONSO XIII abdica – fevereiro de 1936 – coalizão de esquerda derrota a direita e recupera o poder nas eleições; 17/18 de julho – levante do Exército - rebeldes obtém controle de cerca de um terço da ESPANHA; 28 de julho – aviões italianos e alemães levam o Exército de FRANCO do MARROCOS ESPANHOL para a ESPANHA; novembro – Forças republicanas resistem a grande ofensiva nacionalista em MADRI com a chegada de ajuda da URSS e das Brigadas internacionais; abril de 1937 – GUERNICA é destruída. A primeira cidade totalmente arrasada numa guerra moderna. O episódio foi imortalizado num quadro de PABLO PICASSO; Junho de 1937 – BILBAO é conquistada pelos nacionalistas; outubro – Queda de GIJÓN. Termina a guerra no norte; fevereiro/abril de 1938 – Depois da batalha por TERUEL, os nacionalistas alcançam o Mediterrâneo, dividindo a zona republicana; julho/novembro de 1938 – Batalha de EBRO. Forças republicanas lançam, sem sucesso, grande campanha para reunificar seu território; janeiro/fevereiro de 1939 – nacionalistas conquistam a CATALUNHA em campanha relâmpago; 27 de março de 1939 – MADRI é conquistada pelos nacionalistas; 1º de abril de 1939 – proclamada a vitória dos nacionalistas.
  75 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: tropas japonesas desembarcam no sul da INDOCHINA, em 18 de julho de 1941.
  71 a. Conferência de POSTDAM: ESTADOS UNIDOS, GRÃ-BRETANHA e RÚSSIA se reúnem para elaborar um plano para a paz mundial, após o fim da Segunda Grande Guerra, em 18 de julho de 1945.
  61 a. do retorno dos 4.931 pracinhas brasileiros, da Segunda GUERRA MUNDIAL, em 18 de julho de 1945. Desembarcaram do navio-transporte General MEIGHS, no porto do RIO, e participaram da PARADA HISTÓRICA, na Avenida RIO BRANCO.
  60 a. nasce TOM HANKS, ator norte-americano de cinema, em 18 de julho de 1956.
  57 a. cachorro BIDU é apresentado como o primeiro personagem do cartunista paulista MAURÍCIO DE SOUSA, criador da TURMA DA MÔNICA, em 18 de julho de 1959. Em 18 de julho de 2009, o “ESTADINHO” publicou: Há 50 anos, um certo MAURÍCIO DE SOUSA, repórter do jornal FOLHA DA MANHÃ (atual FOLHA DE SÃO PAULO), conseguia emplacar sua primeira tirinha. A história sobre um garoto e seu cachorro, que no futuro seriam conhecidos como FRANJINHA e BIDU, foi publicada no jornal Meio século depois, todos sabem o que aconteceu depois dessa data. A TURMA DA MÔNICA é a revista de quadrinhos mais vendida no BRASIL: teve desde então mais de um bilhão de revistas publicadas e mais de 200 personagens criados. Se pudéssemos enfileirar as folhas dos gibis publicados de 1970 até hoje, daria para cobrir todo o litoral do BRASIL – são mais de 5 mil quilômetros de extensão!
No ano seguinte, 1960, MAURÍCIO cria os personagens HORÁCIO e CEBOLINHA. Suas tiras já são então vistas em vários jornais do interior. Em 1960, sai o gibi BIDU, ela Editora Continental. Em 1961, a família aumenta com CASCÃO e CHICO BENTO. Em 1963, surge na tirinha de CEBOLINHA, uma certa baixinha dentuça, a MÔNICA. MAURÍCIO passa então a criar mais personagens femininas. Suas filhas inspiraram as personagens MAGALI e MARIA CEBOLINHA. Em 1970, MÔNICA ganha o seu gibi e se torna um sucesso no exterior. Durante a década de 1970, nascem as revistas do CEBOLINHA, CASCÃO e da MAGALI. Nos anos 1980, a turminha rende filmes de sucesso no cinema.
Em 1993 surge o PARQUE DA MÔNICA, em SÃO PAULO. A revista 3D VIRTUAL vira uma febre no ano de 1995 e o site da turminha surge em 1996. Nascem novos personagens inspirados em filhos: MARINA, NIMBUS e DO CONTRA. Em 2008, sai TURMA DA MÔNICA JOVEM, o quadrinho de maior sucesso das últimas três décadas. No dia 18 de julho de 2009, no MUSEU do MuBE, foi apresentada uma exposição com prêmios, fotos, tiras e gibis antigões, exemplos dos trabalhos de MAURÍCIO de 1959 até 2009.  
  52 a. das anotações em 18 de julho de 1964 (sábado). ANO 15º - MÊS 1º DIA 9º - 6 anos e 44 dias na FORÇA PÚBLICA – 56 dias como 2º TENENTE – 303 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Casa-se hoje o 2º TENENTE JOÃO BOSCO PASIN, nosso colega de muitos meses no BG e, que, atualmente, serve em TAUBATÉ, no 5º BP.
A oficialidade begeina irá assistir ao enlace matrimonial e o 1º TENENTE OSWALDO DE SORDI tudo arrumou para partirmos de SÃO PAULO depois das 12 horas.
Eram 11:30 horas quando chego no BATALHÃO DE GUARDAS. Encontro o 1º TENENTE MESQUITA passando o serviço de oficial de dia ao 2º TENENTE RUI DARCI.
Depois chegam o 1º TENENTE DE SORDI, ASPIRANTES PINHEIRO e MÁRIO CARVALHO DIAS. Esses iriam também a GUARATINGUETÁ.
O ônibus chegara bem antes da nossa partida e, passaríamos pelo REGIMENTO “9 DE JULHO”, 1º BP “TOBIAS DE AGUIAR” e DPM a fim de localizarmos outros oficiais que irão conosco: 2º TENENTE FELICIANO e 2º TENENTE LOPES. Outros já tinham ido, ou irão, por meios próprios.
Eram 13:30 horas quando deixamos a Rua JORGE MIRANDA. Além das pessoas que vão no ônibus, estão a senhora e a mãe do CARVALHO DIAS e Dona CLEMÊNCIA, pessoa que lava roupa para o BG desde 1936.
Encontramos a VIA DUTRA muito boa e em fase de reconstrução. O tempo também estava agradável: nem frio, nem calor.
Realizamos uma viagem de ida muito boa, com muita conversa. Chegamos em GUARATINGUETÁ às 16:10 horas. Vamos diretamente à Companhia destacada, pertencente ao 5º BP. A mesma é comandada pelo CAPITÃO HUGO BRAGA ÉBOLI, que não conhecia. Vamos manter contato com alguns oficiais que estão completamente esquecidos no VALE DO PARAÍBA: - CAPITÃO IRAHIBA DE PAULA ROSA, CAPITÃO MAGALHÃES, 1º TENENTE RAUL SACILOTTI e outros.
Como o casamento será realizado somente às 18 horas, podemos tentar conhecer a cidade durante esse pouco tempo. Vamos à praça principal de GUARATINGUETÁ, que me faz lembrar de MOGI DAS CRUZES, com as mesmas características.
Aos poucos GUARÁ recebe outros oficiais: 2º TENENTE CARNEVALE, 2º TENENTE HERCULANO, 2º TENENTE DALMIRO GOMES, 1º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE e outros.
Na Igreja, encontramos muita gente. Dezoito oficiais cruzam espadas para os nubentes JOÃO BOSCO PASIN e MARIA HELENA.
O casamento do nosso colega PASIN é algo de extraordinário para a cidade de GUARATINGUETÁ, que vive um dia de intensa alegria. O CAPITÃO HÉLIO GUAICURU DE CARVALHO é um dos padrinhos.
Da Igreja vamos para a residência dos pais no noivo e, ali, passamos horas inesquecíveis.
A festa é maravilhosa. O povo guaratinguense é muito gentil e causa admiração o número de oficiais que comparecem à cidade.
Com a importância da festa só é possível deixar a cidade depois das 23 horas. Na viagem de volta estão no ônibus: 1º TENENTE OSWALDO DE SORDI, Dona CLEMÊNCIA, ASPIRANTE PINHEIRO, eu e os soldados da cavalaria que, em uniforme de gala, ornamentaram a Igreja.
A viagem de volta é fria. No entanto tudo transcorre bem e, de madrugada, chegamos ao BATALHÃO DE GUARDA.
Como é impossível ir para casa, resolvo dormir no BG, em meu alojamento. Está encerrada a festa do PASIN que, depois da recepção, ruma para SERRA NEGRA com sua senhora.   
  51 a. do registro dos acontecimentos em 18 de julho de 1965 (domingo). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 9º - 7 anos e 44 dias na FORÇA PÚBLICA - 421 dias como 2º TENENTE - 668 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.  
Nesse domingo vamos levantar muito tarde. Isso acontece quando o relógio aponta 10 horas. Minha esposa está com idéia de ir a POÁ, mas parece que não poderá realizar essa viagem, pois ainda vai à feira e fará o almoço. Enquanto MARIA vai à feira, ouço o conhecido programa da BANDEIRANTES - SUCESSOS EM REVISTA, apresentando as músicas: 25º, QUE C´EST TRISTE VENISE?; 24º, CRISTINA; 23º, AMOR SCUSA-MI (trigésima semana nas paradas de sucesso); 22º, PARA SEMPRE TE AMAREI; 21º, tema do filme "MOSCOU CONTRA 007"; 20º, EMOÇÃO; 19º, MINHAS NOITES SEM TI; 18º, FALHASTE CORAÇÃO; 17º, HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU; 16º, BAILE DA SAUDADE; 15º, OFERENDA; 14º, AMOR ETERNO; 13º, SENTIMENTAL DEMAIS; 12º, ROCK AND ROLL MUSICE; 11º, SOMETIMES ON FRIDAY; 10º, A CASA DE IRENE; 9º, GAROTA MODERNA (8º lugar na semana passada); 8º, PROFESSOR APAIXONADO; 7º, ARRASTÃO (5º lugar na semana passada); 6º ARRIVERDECI AMORE MIO; 5º, CARCARÁ (no 3º lugar na semana passada); 4º, MENINA LINDA (ocupava o 4º lugar na semana passada); 3º, YO QUE NO DIGO; 2º, SI PIANGI...SI RIDI; 1º, NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE.
MARIA desiste de ir em POÁ. Leio MICHEL ZEVACO e termino o primeiro volume do romance TRIBOULET.
No futebol, nesta tarde, temos CORINTHIANS 2 x SÃO BENTO 1, partida válida para o Campeonato Paulista de 1965.
À noite, recebo a visita de meu compadre, 3º SARGENTO JOSÉ CARCAN, juntamente com sua senhora e seus quatro filhos.
Assistimos diversos programas de televisão principalmente: DISNEYLÂNDIA - ANTÁRTICA NO MUNDO DOS PRÊMIOS e parte de "BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS". Tarde vamos encerrar esta data. O domingo se apresentou bonito, voltando a fazer sol, desaparecendo a friagem das últimas datas.
  50 a. das anotações feitas em 18 de julho de 1966 (segunda-feira). ANO 17º - MÊS 1º - DIA 9º - 8 anos e 44 dias na FORÇA PÚBLICA – 786 dias como 2º TENENTE – 104 dias na SEGUNDA COMPANHIA INDEPENDENTE.
Depois do descanso do fim de semana, vou partir para mais uma luta quotidiana, agora na já montada 2ª Companhia Independente, que, no dia 15, deixou de pertencer ao 10º BP.
A Companhia de GUARULHOS é a Unidade Administrativa mais nova da FORÇA PÚBLICA. Nesta manhã, faço um levantamento de meus problemas financeiros. Preparo-me para deixar meu lar pouco depois das 10 horas. Quero passar no Serviço Odontológico e talvez no BATALHÃO DE GUARDAS.
Logo estou viajando no ônibus “VILA AURORA”.
No S. Odont, converso com o SARGENTO UMBELINO, a respeito do 3º SARGENTO WILSON FIGUEIRA. Já no BG, converso com vários soldados, a começar com o ROBERTO MAIO. O Oficial de Dia é o ASPIRANTE SOUSA. O BG está sendo comandado interinamente pelo famigerado MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA.
Às 11:30 horas, estou na Avenida TIRADENTES tomando o ônibus GUARULHOS – VIA DUTRA.
Na 2ª Companhia Independente, começo o Inquérito Policial Militar, em que é indiciado o SOLDADO FRANCISCO SOUSA DOS SANTOS. Ouço hoje o próprio SOLDADO FRANCISCO, acusado de haver passado cheques sem fundo.
Com o CAPITÃO JAIR e o 1º TENENTE SÉRGIO vou ao Destacamento. Ali conversamos com o ASPIRANTE NELSON NUNES FERNANDES.
Depois, com o jeep, vou ao Estádio FIORAVANTE IERVOLINO e de lá trago para o Destacamento: setenta travesseiros, setenta colchas, setenta lençóis, setenta fronhas e cinco cobertores.
Pouca coisa ainda dá para fazer hoje. O expediente vai terminar sem sentirmos.
Às 19:15 horas, estou tomando o SOROCABANA – VIA DUTRA.
Ao descer do ônibus VILA AURORA, encontro-me com os SARGENTOS ESMERALDO MACHADO e JOSÉ CARCAN. Em casa, janto e leio alguns jornais e deito cedo.
  49 a. desastre aéreo em FORTALEZA, matando o ex-Presidente da República, MARECHAL ALENCAR CASTELLO BRANCO, em 18 de julho de 1967. Na clara manhã daquele dia, o avião que levava o marechal da cidade de QUIXADÁ, no interior do CEARÁ, onde ele visitara a romancista RACHEL DE QUEIROZ, a FORTALEZA, foi atingido na cauda por um caça militar T-33. O aparelho pertencia à esquadrilha da fumaça. Naquele instante, outros três T-33 da mesma esquadrilha voavam em sua companhia. O caça militar conseguiu retornar à sua base e pousar com uma leve avaria. O bimotor com CASTELLO BRANCO a bordo caiu em “parafuso chato”, na linguagem aeronáutica, de uma altura de 1,5 mil pés (450 metros). O documento que reúne toda a investigação sobre o caso é assinado pelo TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR ARARIPE MACEDO. Em lugar de esclarecimentos, a peça abre lacunas suspeitas. Entre os pilotos da esquadrilha da fumaça, o único nome que aparece no relatório é o do estagiário de pilotagem ALFREDO MALAN D´ANGRONE. Com apenas 29 horas de vôo naquele tipo de avião, ele foi responsabilizado singularmente pela colisão. D´ANGRONE depôs por oito horas sobre o caso, numa única interpelação, mas a íntegra de suas declarações nunca foi divulgada pela Aeronáutica. Tudo o que se sabe é que D´ANGRONE admitiu que foi o avião em que ele estava que se chocou contra a aeronave civil. Muitos fatos estão sem explicação. Por que os militares que conduziram as investigações não tomaram depoimentos dos outros pilotos da esquadrilha da fumaça? Eles, muito provavelmente, foram testemunhas oculares da colisão, uma vez que, quase sempre, voam agrupados.
Nascido em FORTALEZA (CE), em 1897, o ex-presidente MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO foi o principal líder do golpe militar de 1964. Apesar de ter assinado de próprio punho o Ato Institucional número 1, decreto que permitia a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos, CASTELLO BRANCO não escondia o desejo de em poucos anos devolver o poder aos civis. Chamava a investida militar de poder provisório. Acabou sendo golpeado pela chamada linha dura e se viu obrigado a entregar a Presidência para seu maior adversário, o GENERAL COSTA E SILVA. Personagem caricata por conta do pescoço curto, quando deixou o Palácio do Planalto, CASTELLO BRANCO disse uma frase à escritora RACHEL DE QUEIROZ que traduz exatamente a sua frustração: “O País perdeu um presidente sem pescoço e ganhou um sem cabeça”. CASTELLO BRANCO deixou o poder em 15 de março de 1967.
  46 a. do roubo por guerrilheiros de um cofre que fora do ex-governador ADHEMAR DE BARROS com cerca de 2,5 milhões de dólares. No dia 18 de julho de 1969, seguindo o planejamento de JUARES GUIMARÃES DE BRITO e dizendo-se policiais, os ativistas invadiram o local, na casa de ANA CAPRIGLIONE, que fora amante do político, na Rua BERNARDINO DOS SANTOS, número 2, em SANTA TERESA, no RIO. Usaram pranchas para fazer o cofre deslizar até a garagem, colocaram-no em uma caminhonete e o levaram para um “aparelho” da organização, onde o encheram de água  e o abriram a maçarico. Como o dinheiro era clandestino, ANA CAPRIGLIONE não deu queixa do roubo e, chamada a depor, negou a existência do cofre. Mas a repressão já procurava JUARES GUIMARÃES DE BRITO e sua mulher MARIA DO CARMO. Eles pertenciam a VAR-PALMARES, uma organização aparentemente forte. A VAR-PALMARES surgira no meio de 1969, da fusão da primeira VPR (VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA) com o COMANDO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL (COLINA), pequeno grupo baseado em MINAS GERAIS, integrado, entre outros, por MARIA DO CARMO e o marido, JUARES. Um levantamento prévio para o roubo do cofre foi feito com a ajuda do hoje ministro do Meio Ambiente, CARLOS MINC, que se passou por pesquisador. A essa organização também pertencia a hoje ministra da CASA CIVIL, DILMA ROUSSEFF. Em setembro de 1969, porém, em um congresso, a VAR-PALMARES “rachou”. A maioria dos delegados se alinhou com o grupo que defendia uma posição mais política, crítica ao “militarismo”. Sete dissidentes, entre eles MARIA DO CARMO e JUARES, sustentaram prioridade para a guerrilha imediata. Saíram e recriaram a VPR. Com o racha, a parte do dinheiro do cofre que não fora entregue ao embaixador da ARGÉLIA, HAFID KERAMANE, acabou dividida entre as duas organizações.  Em 18 de abril de 1970 foi montada uma armadilha para prender JUARES e MARIA DO CARMO. Quando o carro do casal foi bloqueado, JUARES arrancou a arma da mão de sua mulher e disparou contra o próprio ouvido direito. MARIA DO CARMO foi presa e lavada para SÃO PAULO, onde foi torturada para revelar o destino do dinheiro. Ironicamente, parte dos dólares do cofre de ADHEMAR foi entregue – inadvertidamente – pela VPR à repressão, segundo MARIA DO CARMO. Ela conta que, no CHILE, o ex-sargento ONOFRE PINTO, que ficara com o controle da conta, repassou dinheiro ao ex-marinheiro JOSÉ ANSELMO DOS SANTOS, o CABO ALSELMO, acusado de, como agente duplo, ter delatado muitos “companheiros”.
40 anos depois, em julho de 2009, a ex-militante MARIA DO CARMO BRITO revela que aproximadamente 1 milhão de dólares foi devolvido à guerrilha na ARGÉLIA sob aval político de MIGUEL ARRAES. Segundo ela, o governador de PERNAMBUCO, então exilado em ARGEL, garantiu com o depositário da quantia, o embaixador argelino no BRASIL, HAFID KERAMANE, que poderia repassar o controle do dinheiro a ÂNGELO PEZZUTTI, integrante da VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA (VPR). DE PEZZUTTI, o número da conta em um banco suíço foi, por ordem do ex-capitão CARLOS LAMARCA, entregue ao ex-sargento ONOFRE PINTO, que se deslocou de CUBA para a missão. “eu queria me livrar daquilo, sofri muito”, conta MARIA DO CARMO, uma socióloga e funcionária pública de 66 anos que diz não saber o nome do banco onde o dinheiro estava nem a quantia exata e pela primeira vez em quatro décadas, revela seu destino. Ela avalia que ONOFRE PINTO, integrante da lista oficial de desaparecidos políticos, tinha alguém para operar a conta na SUÍÇA. PEZZUTTI morreu em acidente de moto em PARIS, em 1975. ARRAES, que morreu em 2005, não teve acesso ao dinheiro, afirma MARIA DO CARMO, mas assumiu, com KERAMANE, um aval que ela chama de “curadoria”. Foi a partir do grupo de ARRAES que o embaixador fizera contato com MARIA DO CARMO, que usava o codinome de LIA, e seu primeiro marido, JUARES GUIMARÃES, também da VPR, conhecido por JUVENAL e planejador da ação. Depois do assalto, com dificuldades para esconder a quantia roubada, os dois levaram para o diplomata guardar a parte que a organização não utilizaria imediatamente. 
  46 a. da execução de quatro marginais, pelo ESQUADRÃO DA MORTE, no bairro de LAVRAS, em GUARULHOS. Os corpos foram encontrados na madrugada de 18 de julho de 1970 com quinze perfurações cada um, Em SANTO ANTÔNIO DA POSSE, mais dois delinqüentes foram eliminados. A ação foi interpretada como a primeira de uma série de execuções sumárias para vingar o fuzilamento do investigador AGOSTINHO GONÇALVES DE CARVALHO, morto ontem de madrugada (17 de julho), quando o grupo policial de que fazia parte fechava o cerco em torno do esconderijo de uma quadrilha de assaltantes. Além do investigador AGOSTINHO, que morreu no local, foi ferido gravemente o seu irmão, o agente PASCOAL DE CARVALHO, do Departamento Estadual de Investigações Criminais. Durante o tiroteio na VILA CARRÃO, o marginal ADJOVAN NUNES e seus comparsas conseguiram fugir.
  45 a. do ADEUS de PELÉ à Seleção brasileira, com 30 anos de idade, no jogo BRASIL 2 x IUGOSLÁVIA 2, no MARACANÃ,  no dia 18 de julho de 1971. 
  37 a. o presidente da NICARÁGUA, ANASTASIO SOMOZA, é obrigado a abandonar o país após ser derrotado pelos sandinistas. Deixou a NICARÁGUA em 18 de julho de 1979. Outros acontecimentos nesta data: novamente grandes dificuldades com o carro movido a álcool. O PM NEGRETTI sofre para fazê-lo funcionar. O 1º TENENTE Dent GUILHERME, no Centro Odontológico trata de meus dentes. Converso com o 1º TENENTE Dent COLLESI e CAPITÃO Dent ARNALDO MESQUITA FILHO.
MAJOR PM MOACYR DE SIQUEIRA vai a uma reunião de Chefes de Seção de Apoio Administrativo no CPC.
Tento entrar em contato com o CAPITÃO PM ÂMBAR, no Comando de Policiamento Rodoviário, para tratar de um assunto que envolve a ROTA e a Rodoviária.
Na tarde, vamos à VILA BUENOS AIRES. Não encontramos a irmã da LUCINDA, dona ESMERALDA. Levamos alimentos para o Senhor FULGÊNCIO e dona LINA.
Passamos pelo rodízio de pizzas BALLAN.
NICARAGUA – situação tensa: os sandinistas não aceitam o governo de FRANCISCO ORCUYO.
Começo a ler “O PARAÍSO PERDIDO”, de MILTON.
  35 a. bombardeio em setores densamente povoados de BEIRUTE, capital do LÍBANO, deixam mais de 300 mortos e pelo menos 800 feridos, em 18 de julho de 1981.
  34 a. MIGUEL DE LA MADRID ganha as eleições presidenciais do MÉXICO, em 18 de julho de 1982.
  32 a. falece o Cel. Juiz HÉLIO FRANCO CHAVES, em 18 de julho de 1984.
  30 a. falece STANLEY ROUS, em 18 de julho de 1986.
  29 a. falece GILBERTO FREIRE, sociólogo e escritor brasileiro, em 18 de julho de 1987. Foi o escritor brasileiro que mais homenagens recebeu de universidades da EUROPA e dos EUA. Nascido em 1900, FREYRE escreveu 67 livros, sendo “CASA GRANDE & SENZALA”, de 1933, a sua maior obra. O livro se tornou um clássico sobre a formação da sociedade brasileira.
Outros acontecimentos nesta data: há cinco anos atrás – 18 de julho de 1982 – LUCINDA e eu batizávamos o RENATO ISHIKAWA, filho do PAULO e MARGARIDA. Passo grande parte da manhã deste sábado em minha biblioteca. As provas que enfrentei esta semana atrasaram as minhas leituras de jornais. Ao mesmo tempo preocupo-me com as provas de 23 e 24 de julho – DIREITO CONSTITUCIONAL – DIREITO ADMINISTRATIVO e DEFESAS TERRITORIAL, INTERNA e CIVIL.
À tarde vamos visitar dona ESMERALDA, senhor JOSÉ THOMAZ e SÔNIA. Ali durante algumas horas, leio HELY LOPES MEIRELLES.
O sociólogo e escritor GILBERTO DE MELLO FREYRE, autor do clássico “CASA GRANDE E SENZALA” morreu às 4 horas no Real Hospital Português de Beneficência, em RECIFE. Tinha 87 anos. É enterrado nesta tarde no cemitério de SANTO AMARO. As causas da morte foram um “acidente vascular cerebral isquêmico, arteriosclerose cerebral, infecção respiratória e insuficiência renal aguda”.
O CORINTHIANS faz a sua 15ª partida invicta. Vence a PORGUESA por 2 a 1. Parte firme para a classificação final do Campeonato Paulista de 1987.
Assisto os jornais da GLOBO com o Senhor JOSÉ THOMAZ. Em casa, estudo DEFESA TERRITORIAL e DEFESA INTERNA. Procuro escrever os temas propostos pelo TENENTE-CORONEL PM BORDINI. Deito depois da meia-noite com a cabeça dolorida.
Dom LUCAS MOREIRA NEVES, 61 anos, há quinze no VATICANO, onde ocupou vários cargos é o novo arcebispo de SALVADOR e primaz do BRASIL. O anuncio de sua escolha foi feito recentemente, ao mesmo tempo pelo PAPA JOÃO PAULO II, no VATICANO e por dom THOMAZ MURPHY, bispo auxiliar que desde a morte do Cardeal AVELAR BRANDÃO VILELA, em dezembro de 1986, exerce as funções de administrador-geral da arquidiocese de SALVADOR. Dom LUCAS é primo em terceiro grau do ex-presidente TRANCREDO NEVES. Deverá tomar posse dentro de dois meses.   
  28 a. IRÃ aceita sem condições prévias a resolução 598 da ONU sobre o cessar-fogo na guerra que mantinha com o IRAQUE desde 1980, em 18 de julho de 1988.
  27 a. ESTADOS UNIDOS e URSS fazem um acordo prévio sobre a proibição de armas químicas e sua destruição em um período de dez anos, em 18 de julho de 1989.
  26 a. IRAQUE adverte os integrantes da OPEP que vê como ato de guerra as violações às cotas de produção e acusa o KUWAIT de roubar seu petróleo por dez anos, em 18 de julho de 1990.
  26 a. morre GEORGES DARGAUD, primeiro editor da revista ASTERIX, em 18 de julho de 1990.
  25 a. transf. reserva: Cel. CELSO EUSTÁQUIO LORENCINI, em 18 de julho de 1991.
  25 a. falece o ex–Secretário da Educação do Município de São Paulo, na  época em que JÂNIO QUADROS era prefeito: PAULO ZINGG, no dia 18 de julho de 1991.
  25 a. falece REGINA ANDRÉIA DE SOUZA ARANTES, em 18 de julho de 1991. REGINA era a menina de 13 anos que recebera o fígado da estudante SYLMARIA REJIANE MARCOLINO DE SOUZA, assassinada em 8 de junho de 1991.
  25 a. do PLANO 16, cuja primeira operação realizou-se em 18 de julho de 1991.
  24 a. da morte, em acidente automobilístico, do goleiro do SÃO PAULO, ALEXANDRE ESCOBAR FERREIRA, em 18 de julho de 1992.
  23 a. falece o diretor de cinema norte-americano JEAN NEGULESCO, em 18 de julho de 1993.
  22 a. do atentado na ARGENTINA, quando uma bomba destruiu o prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em BUENOS AIRES, no dia 18 de julho de 1994, matando 85 pessoas e ferindo outras 330. O presidente CARLOS MENEM ordenou o fechamento dos portos, aeroportos e estações ferroviárias do país, além de intensificação de patrulhas nas fronteiras para impedir que os culpados deixassem o País. O País ainda investigava o caso em 2002, quando 20 suspeitos foram formalmente acusados, a maioria ex-policiais que poderia ter ligação com o JIHAD, braço armado do grupo libanês HEZBOLAH. Em janeiro de 2003, a Justiça emitiu mandado de prisão contra cinco diplomatas iranianos. Outro grave atentado na ARGENTINA aconteceu dois anos atrás, em 1992, quando um ataque à embaixada israelense na capital argentina deixou 22 mortos e dezenas de feridos. Em 1998, a cidadã iraniana NASRIM MOKHTARI foi presa por suposta participação no atentado contra a embaixada de ISRAEL. Ela acusou outros iranianos de participarem da ação terrorista.  
 22 a. Frente Patriótica de RUANDA comunica oficialmente à ONU o fim da guerra nesse país africano, em 18 de julho de 1994.
 20 a. do almoço de negócios no NATIONAL CLUBE, em 18 de julho de 1996. Nesta ocasião, o Senhor GERALDO FARIA MARCONDES lançava o nome do Cel. R/R ARY CANAVÓ para Presidente do MMDC. Foi um verdadeiro desastre essa escolha feita pelo Sr. MARCONDES. Durante os três anos que esteve à testa do MMDC, usou a Sociedade Veteranos de 32-MMDC para mover uma campanha contra o então presidente da República FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, usando papel, selo, fax, telefone do MMDC, espoliando a Sociedade já carente de recursos. Nos seus artigos contra o presidente FIGUEIREDO, muitas vezes usou o nome da Sociedade. Criou o grande embaraço para nós com a assinatura unilateral de um PROTOCOLO DE INTENÇÕES (ele e o MASSARANI) para o restauro do Monumento-Mausoléu com captação de recursos de terceiros, uma verdadeira picaretagem para um superfaturamento com a obra, conforme ficou provado com a edição de um “book” da MÍDIA PLUS, cujo total para a execução da reforma era de quatro milhões e trezentos mil reais. O processo deixou o restauro do OBELISCO parado durante um ano e meio, quando finalmente a juíza declarou na sua sentença a extinção do processo movido pelo IPH.
  20 a. transf. reserva: Cel. LAERTE SOARES DE SOUZA, Cel. TOROS KHARMANDAIAN NETO, no dia 18 de julho de 1996.   
  19 a. das anotações feitas em 18 de julho de 1997: nesta sexta-feira recebo os livros números 84 – KASUO ISHIGURO “OS VESTÍGIOS DO DIA e número 85 – UMBERTO ECO “O SEGUNDO DIÁRIO MÍNIMO” da Coleção Mestres da Literatura Contemporânea e da Coleção LER É APRENDER, de O ESTADO, o número 6 – MARTINS PENA “O NOVIÇO”.
Na AORPM, dia frio, com temperatura baixando, discutimos, com muita preocupação, os movimentos reivindicatórios das polícias, em vários Estados brasileiros, obrigando intervenção do Exército.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC começa a tão aguardada reforma do segundo andar, patrocinada pelo EDIFÍCIO REGINA. Há muita sujeira no local. Hoje também noto os trabalhos para construção de uma passarela unindo a Secretaria da Fazenda a um parque que existe nos fundos. Esse parque está interditado desde a semana passada.
Com o “efeito dominó” das polícias do BRASIL, o CORONEL ARY CANAVÓ redige mais um de seus estapafúrdios artigos, atacando o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Vai ele comprometendo o MMDC na sua aventura romântica em busca do sentimento nacional. Não se pode aquilatar a sua verdadeira intenção porque não há fundamento legal no que propõe.  O veterano PAULINO ainda está eufórico com o seu cargo de Comandante do Exército Constitucionalista. Traz um exemplar da Revista JÁ, publicada pelo DIÁRIO POPULAR, no último domingo, dia 13. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e dona MARIA não comparecem no MMDC nesta sexta-feira. Devem estar contrariados com as atitudes do CORONEL CANAVÓ. O MARCONI trabalha, desde ontem, na biblioteca, para onde desceu o computador. Encontro abandonada, num quartinho de despejos, uma velha encadernação de jornais da época de 32. Causa lástima verificar isso. Vários quadros e retratos estão na mesma situação.
Retorno a GUARULHOS no EXPRESSO BRASILEIRO, lendo o livro de MARTINS PENA “O NOVIÇO”.
LUCINDA passou grande parte do dia na casa de sua mãe. Está preocupada com um cheque de seu irmão JOSÉ, apontado em cartório por falta de fundos. Há dúvidas quanto a origem desse cheque, que pode ser um daqueles que MARLENE negociou com um agiota na época de seus negócios enrolados no tal bar que lhe deu muitas dores de cabeça e inúmeros prejuízos financeiros. Conta LUCINDA que na semana passada a casa de sua mãe foi palco de nova briga entre seus irmãos MANECO, AMÉRICO e JOSÉ, sendo necessária a intervenção de duas viaturas de RP do 15º BPMM, de GUARULHOS. Nessa briga, com uma faca, o AMÉRICO cortou o pescoço do MANECO, levando quatro pontos. O JOSÉ caiu de mau jeito e ofendeu os nervos do joelho, andando agora de muleta com o joelho bem inchado.
O governador MÁRIO COVAS declarou hoje que está preocupado com a manifestação dos policiais civis e esposas dos policiais-militares preparada para segunda-feira, dia 21. COVAS comentou as declarações do TENENTE-CORONEL PM ÉDSON PIMENTA BUENO FILHO, Comandante do 8º BPMM, e rebateu as acusações.
Terminou hoje em BELO HORIZONTE a 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O número de inscrições (nove mil) foi o segundo maior da história da SBPC. Há dois anos, em SÃO LUÍS, no MARANHÃO, teve 13.727 inscritos.
Assisto na BANDEIRANTES o filme STALINGRADO – A BATALHA FINAL. Quatrocentos mil alemães ocuparam a cidade em setembro de 1942. Mas os soviéticos resistiram e, a 2 de fevereiro de 1943, só a sobrevivência interessava aos nazistas. O Exército Vermelho perdeu cerca de 50 mil homens. Só 6 mil alemães voltaram a seu país derrotado.
  18 a. das anotações realizadas em 18 de julho de 1998: muita tranqüilidade neste sábado. Relembro os dias 20 a 26 de julho de 1997 e vejo os meus trabalhos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC principalmente com vistas a uma missa no Monumento Mausoléu pela alma do GENERAL JÚLIO MARCONDES SALGADO, morto num acidente com uma explosão de uma bombarda em 23 de julho de 1932. Neste ano, com o completo desinteresse dos familiares do general, não tratei do assunto. Os jornais ainda comentam o episódio da convulsão de RONALDINHO no dia da decisão da COPA DO MUNDO da FRANÇA. É um assunto que já cansou o povo. O BRASIL perdeu a COPA e seria melhor colocar um ponto final nessa história triste do futebol brasileiro. Procuro saber detalhes da doença da GOTA, principalmente quanto à alimentação. Encontro isso na coleção MEDICINA E SAÚDE. Já estou familiarizado com o problema. MARLENE também sofre de excesso de ácido úrico. Na tarde acontece a decisão do TORNEIO MARIA QUITÉRIA: BAHIA 3 x CORINTHIANS 2. O título fica com o BAHIA.
Nesta noite termino de ler NOVO HORIZONTE NA REVOLUÇÃO DE 32- diário do ex-combatente ANTÔNIO PATRÍCIO, sócio do MMDC. ANTONIO PATRÍCIO nasceu em 1908 em PORTUGAL. Veio para o BRASIL em 1916. Mais tarde naturalizou-se brasileiro. 
  17 a. tropas norte-americanas e inglesas matam 17 civis no sul do IRAQUE, em um dos piores ataques da ofensiva contra SADDAM HUSSEIN, em 18 de julho de 1999.
  17 a. ÍNDIA anuncia que expulsou um grupo de invasores de sua fronteira na CAXEMIRA com o PAQUISTÃO, em 18 de julho de 1999, encerrando assim o pior combate travado pelos dois países desde a guerra de 1971.
  17 a. BRASIL 3 x URUGUAI 0, onde a nossa Seleção sagrava-se BICAMPEÃ DA COPA AMÉRICA, em 18 de julho de 1999. Outros apontamentos neste domingo: numa manhã agradável, faço mais uma viagem até POÁ. Leio a revista ÉPOCA – A VIAGEM DO SÉCULO – como foi a chega do homem à LUA;
O RÉVEILLON DO MILÊNIO – com vai ser a maior festa da TERRA;
A DOCE VIDA DO HOMEM QUE QUEBROU O MAPPIN e a MESBLA – RICARDO MANSUR, o falso feliz;
A MORTE DE FRANCO MONTORO.
Em POÁ, o meu genro ADALVO e o meu primo CABO RENATO VENTURA tentam explicar o que o cartório de registro de POÁ quer para legalizar as escrituras das terras que pertenciam a meu pai (falecido há 29 anos e meio). Muita incompetência e burocracia. Exigem documentos que já forneci em julho de 1994, por ocasião da assinatura das escrituras. Pedem todo o processo da Carta de Sentença do Divórcio (só a sentença do juiz já seria suficiente, certidão de casamento e averbação do divórcio (o que se faz desnecessário porque já existe a Certidão de Casamento com a LUCINDA). Minha mãe fica nervosa e eu mais ainda por ver tanta ignorância. Forneço hoje ao ADALVO e CABO PM RENATO cópia de todo o processo de divórcio. Fica faltando a tal certidão de 1958.
Apesar de tudo, ainda descanso após o almoço. O CABO PM RENATO prometera retornar às 16 horas. Acontece que está efetuando a prisão de um sujeito que, guiando um carro, atropelou uma moto e tentou fugir. Às 17 horas, viajando no trem-feira (onde se vende de tudo) do CPTM, deixo POÁ.
Quando embarco no EXPRESSO COCAIA começa a decisão da COPA AMÉRICA. O BRASIL decide o título contra o URUGUAI. No primeiro tempo, RIVALDO marca duas vezes. No início do segundo tempo, RONALDINHO faz o terceiro gol brasileiro. Com 3 a 0 o BRASIL é bicampeão.
O BRASIL foi eliminado da COPA DAVIS de tênis, em PARIS, na FRANÇA, por 3 a 2. Nos dois jogos decisivos, disputados hoje, contra os franceses pelas quartas de final, GUGA caiu diante de CEDRIC PIOLINE, tornando inútil a vitória de FERNANDO MELIGENI, diante de SEBASTIEN GROSJEAN.
MARIA DE LURDES – TUQUINHA – filha de dona ANTONIA, vem em casa nesta noite. Traz dois cheques de seu empréstimo no BANESPA. Está financeiramente bem atrapalhada. Paga R$560 mensais do seu carro e R$520 do empréstimo no Banco, além de outras dívidas. Vem pedir mais uma intervenção minha no Banco, coisa que não posso fazer.
Pela TV, fico sabendo que dois times de futebol, conhecidos, voltam à Divisão de Elite do Campeonato Paulista: PONTE PRETA e AMÉRICA, de SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
  16 a. TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA:- TENENTE-CORONEL PM JOSÉ LUIZ MOREIRA, em 18 de julho de 2000. Ele pertencia ao PMRG.
  16 a. falece o empresário LÉLIO RAVAGNANI, aos 78 anos, de falência múltipla dos órgãos, no dia 18 de julho de 2000. Era conhecido como sendo o marido da apresentadora de televisão HEBE CAMARGO.
  16 a. das eliminatórias da COPA DO MUNDO 2002, no dia 18 de julho de 2000 : -
                                    PARAGUAI 2 x BRASIL 1.
                                    URUGUAI  3  x VENEZUELA 1.
  16 a. falece JOSÉ ANGEL VALENTE, aos 71 anos, vítima de câncer, no dia 18 de julho de 2000. Era um dos maiores poetas espanhóis do século XX.  Recebeu em 1988 o Prêmio PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS, o mais importante da literatura hispânica.    
  16 a. falece o Major Ref JOSÉ ANTÔNIO HIDALGO, em 18 de julho de 2000.

ACONTECEU EM 18 DE JULHO DE 2001 : -   QUARTA-FEIRA
Estou bem tranqüilo nesta manhã. A tal reunião extraordinária do CONSELHO SUPREMO da Sociedade Veteranos de 32-MMDC realmente aconteceu, apesar da “molecagem” do CORONEL PM MELLO ARAÚJO na sexta-feira, dia 13. O azar dele foi eu não ter concordado com o seu jogo.
Vou mais tarde para SÃO PAULO. No BANESPA, converso com a diretoria da agência sobre a atual situação do MMDC. Recebo as necessárias instruções de como processar os cartões dos novos dirigentes da Diretoria Executiva. Converso com os CORONÉIS PM CARLINI e VLADIMIR DE OLIVEIRA REIS.
Evito discussão no MMDS. Não trabalho hoje no “CASO ORLY”. Prefiro repensar às diligências futuras.
Hoje é o primeiro dia de trabalho no MMDC sob a presidência do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA. Mas quem me telefona é o senhor MARCONDES. Quer saber se há novidades na Diretoria. Ainda não há modificações processadas pelo senhor PIRES.
Recebo visitas: CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI, soldado EB NEVES, dona MARILENA, uma viúva requerendo a Pensão Especial, além de outros telefonemas. Em casa, telefono para o CORONEL PM GUIMARÃES a fim de decidir o problema das assinaturas dos cartões do BANESPA. Telefono ao senhor PIRES sobre o mesmo problema e ele diz que irá amanhã à tarde no MMDC. Coloco o tesoureiro, CORONEL PM RENALDO, a par do que vai acontecer amanhã quanto às assinaturas dos cartões.

Depois de um ano da derrota do BRASIL para o PARAGUAI, em 2000, nas eliminatórias para a COPA DO MUNDO 2002, por 2 a 1, as duas seleções voltam a se defrontar nesta noite, pela COPA AMÉRICA, na COLÔMBIA. O BRASIL VENCE o PARAGUAI por 3 A 1. Gols de ALEX, BELLETTI e DENILSON. O time de FELIPÃO começa perdendo, mas consegue vencer de virada. O nome do jogo é DENILSON. O atacante fez um gol e dá passes para os outros dois, marcados por ALEX e BELETTI. O BRASIL mostra a camisa canarinho.  

O PMDB aumentou as pressões para JADER BARBALHO se licenciar da presidência do SENADO, mas ele resiste. A renúncia chegou a ser anunciada pelo partido, mas depois foi negada.

O VIADUTO ANTÁRTICA DEVERÁ FICAR INTERDITADO POR QUATRO MESES. Ontem, o viaduto foi atingido por um incêndio ocorrido em uma favela, embaixo da ponte.

A PM de ALAGOAS entrou em greve. MACEIÓ ficou sem patrulhamento. Cabos e soldados, fardados, participaram de uma passeata, usando um carro de som para aconselhar a população a não sair de casa. A greve dos policiais de PERNAMBUCO completou hoje dezesseis dias.

INTERNADA a atriz americana KATHARINE HEPBURN, ganhadora de quatro OSCAR e uma das maiores celebridades de Hollywood. Ela tem 94 anos e sofre de artrite e mal de Parkinson. Em CONNECTICUT. Entre os filmes mais conhecidos da estrela estão : MANHÃ DE GLÓRIA, ADIVINHE QUEM VEM PARA O JANTAR e UMA AVENTURA NA ÁFRICA.

O espanhol JUAN ANTÔNIO SAMARANCH deixou a presidência do Comitê Olímpico Internacional. Ele esteve por 21 anos a frente da entidade. Assumiu o cargo o belga JACQUES ROGGE. SAMARANCH foi internado na SUÍÇA com "fadiga extrema".

FALECEU a cantora americana de musica folk MIMI FARINA, irmã da intérprete JOAN BAEZ. Ajudou a fundar a organização BREAD & ROSES, em 1974, que produzia shows em prisões , clinicas psiquiátricas  e orfanatos. Aos 56 anos, de câncer no pulmão, na CALIFÓRNIA.

2 002  :  -    QUINTA-FEIRA
O JORNAL DA TARDE de 18 de julho mostrava que uma mancha na janela de uma casa em FERRAZ DE VASCONCELOS se assemelhava à imagem de NOSSA SENHORA e ficaria conhecida como “a santa da janela”, atraindo multidões ao local. Além disso, por conta do crescimento de celulares, todos os pré-pagos deveriam ser devidamente cadastrados nas operadoras por questões de segurança.
Muito frio nesta manhã. Levanto quase às 9 horas. Vou para SÃO PAULO e, quando chego no MMDS, os oficiais já tinham feito a reunião costumeira e, quase todos, já tinham tomado destino. Para passar o tempo, até ir para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, assistimos JASON X. O ano é 2455. A TERRA é um planeta envenenado, árido e abandonado há séculos. Uma nave com um grupo de jovens exploradores pousa no planeta, próximo ao CRYSTAL LAKE, em busca de relíquias ancestrais que possam valer um bom dinheiro. No que parece ser um antigo sistema prisional e de pesquisas científicas, o grupo encontra dois corpos congelados em perfeito estado. Um deles é de uma garota e o outro é de um homem. Os jovens decidem levá-los para sua nave a fim de estudá-los e, se possível, regenerá-los. Eles nem imaginam o terrível destino que os aguarda. Desconhecem que o homem congelado é JASON, uma verdadeira e invencível máquina da matar que viveu e foi acidentalmente congelado no século XX. Retornando à vida, JASON vai fazendo suas vítimas dentro de uma nave. No final, apenas um casal consegue sobreviver, justamente a moça que foi congelada junto com o monstro. JASON atracado com um andróide se desintegra no espaço sideral. 

O Sr. MARCONDES reúne-se comigo para discussão da reforma do Monumento–Mausoléu, em vias de fracasso de todo o empenho da NESTLÉ porque há interesses de pessoas do governo no sentido de se processar a reforma depois do aval do MINISTÉRIO DA CULTURA quanto à captação de numerário junto a terceiros. Aí é que entra o desonesto MASSARANI, autor de façanhas desse quilate.
Chega na Sociedade dona MARIA HELENA, parente do Sr. MARCONDES, advogada, que assumirá na segunda–feira, dia 22, o cargo de Diretora do SERVIÇO SOCIAL do MMDC.
Tanto o Sr. MARCONDES como dona MARIA HELENA saem por volta das 15 horas, com compromissos. Posso limpar em parte a minha mesa e planejar alguma coisa para a semana que vem. Com as conversas com o presidente e com as pessoas que chegam na Sociedade fica difícil trabalhar.
O Tenente CASTROPIL, da Companhia PM sediada em SÃO CAETANO, quer o currículo do Sr. MARCONDES, escolhido paraninfo da turma “Enfermeira Voluntária MARIA ISGUASSABIA”, cuja formatura acontecerá amanhã no Espaço Verde “CHICO MENDES”, à Avenida FERNANDO SIMONSEN s/nº, Bairro CERÂMICA, SÃO CAETANO DO SUL. O Sr. MARCONDES quer que eu o acompanhe nessa Solenidade. 
Retorno para casa no horário das 17:30 horas. Recebo um telefonema da presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO sobre a solenidade que ela fará no dia 31 de julho, homenageando a REVOLUÇÃO DE 32. Tratamos dos lanceiros, coral e corneteiro para o evento. Já entrei em contato com a 5ª Seção do EM/PM sobre esse assunto.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE–CORONEL ALDO GABRIGNA, comandante do 18º BPMI. Nasceu em 16 de dezembro de 1952. Entrou para a Polícia Militar em 30 de maio de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1982;  Capitão –  25 de agosto de 1988; Major – 24 de maio de 1991; Tenente–Coronel   em   24 de maio de 2001.
  
Tomamos conhecimento da bárbara chacina acontecida ontem, em FERRAZ DE VASCONCELOS, JARDIM SÃO JOÃO. EDUARDO RIBEIRO CORREA, de 37 anos, foragido a sete meses de FRANCO DA ROCHA, foi degolado. As três mulheres que moravam com ele também morreram: a pequena GLÁUCIA CRISTINA DOS SANTOS, de 12 anos; a menina JULIANA TRUJILLIO DE ARAÚJO, de 16 , e TÂNIA MARIA DOS SANTOS , de 32. O crime aconteceu à tarde, mas os corpos só foram descobertos no fim da noite por VANDERLEY ALENCAR DOS SANTOS JÚNIOR, de 21 anos, sobrinho de CORREA e namorado de JULIANA.

UM INCÊNDIO DESTRÓI O ANTIGO CINE AURORA, no centro da cidade. O fogo atingiu o prédio na tarde desta quinta–feira. Bem na frente do EDIFÍCIO ANDRAUS, que registrou há 30 anos um dos maiores incêndios da história de São Paulo, o fogo destruiu o NOVO CINE STÚDIO. Entre os escombros foi encontrado o corpo carbonizado de ANTÔNIO JOSÉ PEREIRA DE SOUZA, de 42 anos. O Tenente–Coronel  ÊNIO RODRIGUES acrescentou que o incêndio começou por volta das 16:30 horas e apenas cinco pessoas estavam no teatro.

Milhares de fiéis continuaram a lotar a Rua ANTÔNIO BERNARDINO CORREIA, em FERRAZ DE VASCONCELOS, na Grande São Paulo. Mas a suposta imagem de NOSSA SENHORA no vidro da janela de uma casa da rua pode ser nada mais do que o resultado de uma reação química. Quem afirma é o engenheiro civil LUIZ JORGE PINHEIRO gerente da SAINT–GOBAIN, especializada na produção de vidros. “No processo, denominado irização, a película externa do vidro sofre um ataque químico, provocando manchas que lembram um arco – iris”, explica . Segundo ele, a mancha não pode ser removida com panos úmidos ou produtos de limpeza comuns.  Outro engenheiro, MIGUEL ZORROZUA, técnico do Sindicato dos Vidros diz que se os traços forem causados por irização, poderão ser removidos com ácido clorídrico. O padre OSCAR QUEVEDO esteve hoje na casa e reafirmou a necessidade da realização de exames científicos. Na próxima semana, o vidro deve ser retirado para exames e uma comissão será nomeada pelo bispo PAULO MASCARENHAS para conduzir as apurações. 

O ator GÉRSON DE ABREU morreu hoje, às 11 horas, no município de IGUAPE, litoral sul de SÃO PAULO, aos 37 anos, vítima de um infarto. Seu excesso de peso (ele tinha 150 quilos e 1m80), que era o que o caracterizava, pode ter sido a causa. GÉRSON estreou na TV no programa “QUEM SABE SABE”, da TV CULTURA. Ele freqüentava o auditório e chamou a atenção da equipe de produção que o convidou para participar da atração. Aos poucos foi ganhando destaque e, na emissora, esteve ainda nos programas “BAMBALALÃO” e “X-TUDO”. O sucesso com o público infantil o levou para a RECORD, onde criou e apresentou “AGENTE G” e “VILA ESPERANÇA”. GÉRSON também se destacou como locutor de comerciais e na dramaturgia. Participou do filme “BEIJO 2348/72”, em 1990; da novela “ESTRELA DE FOGO” na RECORD, em 1998, como o locutor da rádio COLIBRI,  e  da  minissérie  “AQUARELA DO BRASIL”,  na  GLOBO,  em 2000, na qual viveu PIPO. Há duas semanas gravou o humorístico “ZORRA TOTAL”, na GLOBO, ao lado de HELOÍSA PERISSÉ. Ele estava em turnê com o espetáculo teatral “GATO PRETO”, ao lado da atriz e amiga ROSI CAMPOS, com quem atuou no musical ‘ALMANAQUE BRASIL”.

Ladrões aproveitaram o fato de a vereadora paulistana MYRYAM ATHIÊ receber muitos presentes na portaria do prédio em que mora para invadir o imóvel e roubá-la nesta noite. O bando agiu com violência, espancando MYRYAM após a parlamentar reagir às agressões que sofrera. Tentaram ainda estrangulá-la para que ela parasse de gritar, o que poderia chamar a atenção dos vizinhos. Os bandidos estavam quase todos encapuzados. Quatro portavam submetralhadoras e os demais pistolas. A ação começou às 20 horas. Um dos ladrões, o único sem máscara, chegou à portaria do edifício da rua PADRE ANTÔNIO DE SÁ, no TATUAPÉ, com um pacote nas mãos. Ele disse ao porteiro FLÁVIO DE MORAES, de 24 anos, que se tratava de um presente para a vereadora. MORAES foi ao portão e o ladrão sacou uma pistola, dominando-o. Então, usou um radiocomunicador para chamar seus comparsas, que estavam escondidos ao lado do prédio.

REVELADO que a menina I.C.N.S., dez anos, contraiu o vírus HIV durante uma transfusão de sangue no HEMOCENTRO de RIBEIRÃO PRETO, em SÃO PAULO. A contaminação aconteceu em 2001 quando ela passou por uma cirurgia no intestino. I.C.N.S. é vítima de paralisia cerebral.

LIBERTADO o bicheiro ROGÉRIO DE ANDRADE, preso desde maio na carceragem da POLINTER, no RIO. Teve habeas–corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça. Ele cumpriu menos de 2% da pena de 19 anos e 10 meses a que foi condenado por mandar matar seu primo, PAULINHO DE ANDRADE, filho de CASTOR DE ANDRADE, e o segurança HAROLDO ALVES BERNARDO.

O atacante DENÍLSON foi operado do joelho direito em SÃO PAULO. O problema do jogador começou a se manifestar antes da COPA DO MUNDO.

ELEITO presidente da ÍNDIA o principal responsável pelo programa de mísseis nucleares do país, ABDUL KALAM, de 70 anos. KALAM teve quase noventa por cento dos votos dos membros do Parlamento Nacional e dos legisladores estaduais. Em NOVA DÉLHI.

EXIBIDOS três filhotes de tigre branco, de um mês de idade, os primeiros dessa espécie, da qual só existem 207 exemplares no mundo, a nascer em um zoológico da América Latina. Em BUENOS AIRES.

2 003   :  -   SEXTA-FEIRA
O PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR entra hoje em gozo de um mês de licença-prêmio. Ele trabalha no CSM/AM.

COMANDO DA AERONÁUTICA
QUARTO COMANDO AÉREO REGIONAL

O Comandante do QUARTO COMANDO AÉREO REGIONAL, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ORLANDO BELLON, tem a honra de convidar V. Sa. para a cerimônia militar comemorativa do aniversário de nascimento do MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS DUMONT, Patrono da AERONÁUTICA BRASILEIRA, e entrega da MEDALHA "SANTOS DUMONT”.
DIA: 18 DE JULHO DE 2003
HORA: 10h30
LOCAL: BASE AÉREA DE SÃO PAULO
                CUMBICA – GUARULHOS – SP

O MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO abre, nesta sexta-feira, a exposição “PORTINARI CEM ANOS: ALEGORIAS DO BRASIL”. A mostra reúne 32 obras concebidas nas décadas de 30 e 40. Foram selecionados quadros que retratam apenas mulheres e crianças. Essa exposição é, de certa forma, uma maneira de os brasileiros reverenciarem um filho da terra que conquistou o mundo com lápis e pincel. Em meados da década de 50, PORTINARI pintou o painel “GUERRA E PAZ” no prédio da ONU. Entre as obras presentes na exposição estão “A FAMÍLIA”, de 1935, “MARIAS”, de 1936 e “MULHER E CRIANÇAS”, de 1940.

O desenho animado A VIAGEM DE CHIHIRO, de HAYAO MIYAZAKI, estréia nesta sexta-feira em 107 salas de cinema do País. A obra ganhou o OSCAR da categoria este ano e dividiu com o filme BLOODY SUNDAY o URSO DE OURO no FESTIVAL DE BERLIM.

Dona MARIA, que está no HOSPITAL GERAL, ao lado de sua mãe, liga para a LUCINDA e diz que dona ESMERALDA está com alta. O JOSÉ vai buscar sua mãe para removê-la para nossa casa. Tudo já está arrumado pela LUCINDA a fim de receber sua mãe.
Saio de casa quase às 12 horas e vou diretamente para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, pois teremos uma reunião da Diretoria Executiva, com início marcado para 14 horas. O Cel MENDES chega logo em seguida. O presidente é o terceiro a comparecer no MMDC. Depois vêm: General BUENO, CARRARO, Capitão Fem PM MARIA INÊS, advogada MARIA HELENA MARCONDES, o Capitão POSSEBOM (da APMBB) e o Coronel RENALDO. São abordados os seguintes assuntos da ORDEM DO DIA: Comentários sobre o NOVE DE JULHO; Escolha do Vice-Presidente; Situação atual do Monumento-Mausoléu; Relatório contábil que deverá ser elaborado para apresentação ao Conselho Supremo no mês de agosto e a problemática da não devolução de livros e peças de 32 que estão com a diretora da Biblioteca e Arquivo Histórico (ela não comparece na reunião de hoje e nem mandou algum comunicado de impossibilidade de estar presente na mesma). O General BUENO argumentou que 99% da solenidade do NOVE DE JULHO esteve perfeito, mas houve um “senão”, o Comandante do EXÉRCITO SUDESTE não foi colocado junto com o Governador (falha gritante do cerimonial). O presidente tornou a repisar sobre a não colocação dos padres da Aliança da Misericórdia na primeira fila para receber a Medalha Constitucionalista. O velhinho é duro de molejo mesmo: já lhe foi explicado que a Lei do Cerimonial é que determina a colocação dos recipiendários e não é possível usar de arbitrariedade nessa situação. O General BUENO cita a imposição da LEI e parece que o Sr. MARCONDES compreendeu que não é como ele quer. Quanto à escolha do vice-presidente o Cel MENDES aceitou o cargo, tendo já se manifestado a respeito na festa do NOVE DE JULHO (falta agora a homologação do CONSELHO SUPREMO). O Cel. RENALDO deverá elaborar o relatório contábil da Sociedade para a reunião do Conselho, em agosto. Algumas discussões paralelas fizeram com que a reunião fosse terminar tarde, mas agora deveremos nos preparar para a reunião do Conselho Supremo.
A CAPITÃO Fem PM MARIA INÊS, segunda secretária, leva os currículos do TENENTE-CORONEL EB HERMELINDO FRANCISCO CHINA, comandante do REGIMENTO DEODORO, e do CAPITÃO PM BENEDITO GILMAR DIAS para serem agraciados com a Medalha PEDRO DE TOLEDO no dia 25 de agosto, numa solenidade militar no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – REGIMENTO DEODORO.
Após a reunião, converso com o Cel MENDES e com o CARRARO sobre assuntos diversos do MMDC, principalmente com relação aos nossos desafetos, ROMEU CICCONE, Cel ARY CANAVÓ e outras pessoas que pensam em denegrir a nossa Sociedade, em proveito próprio. O MENDES transporta-me até o ponto de ônibus do EXPRESSO COCAIA.
Encontro dona ESMERALDA de retorno à nossa casa. Está conversando bem e diz que quer chegar aos cem anos. A velhinha é forte. Suportou todo esse tempo internada, a operação, e já se recupera a olhos vistos.        
  
Depois de um ano e nove meses na prisão, o juiz aposentado NICOLAU DOS SANTOS NETO, o LALAU, de 74 anos, voltará a cumprir pena na sua mansão no MORUMBI, na zona oeste da Capital. Hoje, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro NILSON NAVES, concedeu liminar permitindo que ele volte para casa, onde já ficou detido por quatro meses em 2001. NICOLAU foi condenado a oito anos de prisão por seu envolvimento no desvio de 169 milhões de reais das obras do Fórum Trabalhista de SÃO PAULO, na BARRA FUNDA. Ele foi preso em 8 de dezembro de 2000, após oito meses de fuga, e estava detido na carceragem da POLÍCIA FEDERAL, na LAPA, zona oeste.

O piloto de helicóptero ALEXANDRE COLAÇO, que baleado no dia 6 de julho, durante tentativa de resgate de presos no Presídio ADRIANO MARREY, em GUARULHOS, saiu hoje da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, na zona oeste, e foi transferido para um quarto. O piloto foi baleado no tórax, abdômen e cabeça durante a ação dos policiais que impediram a fuga dos bandidos. Pelo menos um dos tiros teria partido da pistola 9 mm usada pelo seqüestrador JACKSON CRUZ DA SILVA. Outro disparo teria sido dado por um dos guardas da muralha. Durante os onze dias em que ficou na UTI, COLAÇO passou por cirurgia e respirava com o auxílio de aparelhos.

Uma denúncia anônima alertou a Polícia Militar que havia uma bomba hoje de manhã no Fórum de ITAQUAQUECETUBA, na Grande SÃO PAULO. O prédio foi interditado e uma equipe do GATE foi até o local. O artefato foi encontrado atrás de um coqueiro no estacionamento do fórum. O tenente FERNANDO SÉRIO VITÓRIA surpreendeu-se porque na maioria das vezes o alarme é falso. VITÓRIA comentou que passou por minutos de tensão, pois quem montou a bomba tem conhecimento profissionais. O raio de explosão, segundo o tenente, alcançaria cerca de vinte metros, com alto poder explosivo e incendiário, podendo até matar.

Faleceu o MAJOR PM Ref. ALEXANDRE HELMUTH GRUNFEDT. Nasceu em 7 de julho de 1929. Trabalhou comigo no antigo BATALHÃO DE GUARDAS.  

NASCEU nesta sexta-feira a filha dos jornalistas SANDRA ANNENBERG e ERNESTO PAGLIA, ELISA, em SÃO PAULO, com 2,05 quilos e 41,5 cm. O bebê chegou três semanas antes do previsto.
O ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, NELSON MANDELA, completou 85 anos hoje e comemorou a data ao lado de crianças deficientes e em meio a uma montanha de bolos e homenagens. O dia começou com uma banda militar tocando uma nova composição, “MARCHA PARA MADIBA”, uma alusão ao nome pelo qual o NOBEL DA PAZ é carinhosamente chamado na ÁFRICA DO SUL. Horas depois, a SOUTH AFRICAN AIRWAYS fez seu novo airbus – batizado de NELSON MANDELA – sobrevoar sua residência, em JOHANESBURGO. MANDELA, que passou 27 anos na prisão antes de conduzir o CONGRESSO NACIONAL AFRICANO à vitória e tornar-se o primeiro presidente negro do País, em 1994, vem sendo bem mais discreto nas suas festas de aniversário desde que se casou com GRAÇA MACHEL, em 80.

Um avião português aterrissou hoje no aeroporto de SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE para retirar do pequeno país do oeste da ÁFRICA mais de 80 turistas, entre eles brasileiros, surpreendidos por um golpe militar. Nenhum deles foi ferido durante o golpe de Estado que na quarta-feira, dia 16, colocou o País sob o controle de tropas rebeldes. Hoje, o presidente do Parlamento, DIONÍSIO DIAS, foi libertado pelos militares responsáveis pelo golpe. DIAS desempenhava o papel de presidente da República durante a ausência do titular, FRADIQUE MENEZES, que ainda se encontra na NIGÉRIA. O golpe foi liderado pelo major FERNANDO PEREIRA. 

A mais que provável morte, em circunstâncias misteriosas, do cientista DAVID KELLY, causou comoção na GRÃ-BRETANHA e poderá transformar-se, rapidamente, em um escândalo político de conseqüências imprevisíveis. Embora a morte de KELLY não tenha sido confirmada oficialmente, a polícia já apresentou condolências à família do assessor do Ministério da Defesa suspeito de ter “vazado” para um repórter da BBC a informação de que o governo do primeiro-ministro TONY BLAIR exagerou a ameaça iraquiana – a posse de armas de destruição em massa pelo regime de SADDAM HUSSEIN – para justificar a recente guerra anglo-britânica no GOLFO PÉRSICO. O corpo de um homem que coincide com a descrição do doutor DAVID KELLY foi encontrado hoje num bosque, a 8 km da casa do cientista, na localidade de ABINGTON, a oeste de LONDRES. O porta-voz do premiê TONY BLAIR, que está em TÓQUIO, em visita oficial, anunciou que, confirmando-se oficialmente a morte de KELLY, “haverá uma investigação judicial independente” sobre o caso. O alarma nos meios políticos é tal que o líder da oposição conservadora, IAIN DUNCAN SMITH, sugeriu que BLAIR abrevie sua viagem internacional e regresse imediatamente a LONDRES. KELLY, 59 anos, e pai de três filhas, disse à sua mulher, na tarde de quinta-feira, dia 17, que ia sair para dar um passeio. Não voltou. Dado o alarma sobre o desaparecimento do cientista, a polícia iniciou as buscas e hoje o corpo de um homem com todas as suas características e com as roupas com que ele havia saído de sua casa foi encontrado no bosque de ABINGTON.

Com a morte hoje de mais um soldado americano, num ataque em FALUJA, a oeste de BAGDÁ, o número de vítimas dos EUA em combate, desde o início da invasão do IRAQUE, em março, chegou a 148, superando o total da GUERRA DO GOLFO, travada em 1991 (147). O veículo conduzido pelo militar explodiu ao passar sobre uma mina, tornando o soldado o alvo mais recente da guerra de guerrilhas no IRAQUE, como admitiu esta semana o Chefe do Comando Central das forças dos EUA, GENERAL JOHN  ABIZAID.

2 004   :  -  DOMINGO
A massa de ar polar que chegou ao BRASIL derrubou as temperaturas na madrugada nas regiões sudeste e sul. Em SÃO PAULO, a noite teve garoa fria e a máxima não passou dos 15 graus. A mínima ficou em 11. O domingo começa desse jeito.
DIÁRIO DE SÃO PAULO, de 18 de julho de 2004, publica a reportagem EX-PMs PRESOS ALERTAM OS NOVATOS. Vídeo para exibição na corporação mostra homens que, quando trabalhavam como PMs, cometeram crimes: OTÁVIO LOURENÇO GAMBRA, RAMBO; FLORISVALDO DE OLIVEIRA, o “CABO BRUNO”; MARCOS LINHARES DA COSTA; CIRINEU CARLOS LETANG e MARCOS BOSSOLAN.
A Polícia Militar de SÃO PAULO resolveu tirar seus esqueletos do armário para assustar seus funcionários e incentivá-los a andar do lado da lei. Em um vídeo de 17 minutos, intitulado “DE HERÓIS A VILÕES”, policiais militares que ultrapassaram a linha entre autoridade de abuso, reconhecem –pela primeira vez– que erraram e dizem estar arrependidos. Os depoimentos foram gravados por alguns do mais famosos “policiais bandidos”. A fita, produzida neste ano pelo departamento de comunicação da PM, vem sendo utilizada internamente para mostrar à tropa e, principalmente, aos novatos na corporação que “o crime não compensa”. “De fato, resolvemos mexer na nossa própria ferida”, reconhece o Comandante-Geral, Coronel PM ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES. Segundo ele, o conteúdo da mensagem é forte “justamente para mexer com o lado emocional e com o brio dos policiais”.

Transformações aconteceram em minha vida neste 2004. A maior delas foi a  mudança da rotina de ir à POÁ aos domingos. Não faz muito tempo que tudo isso mudou com o falecimento de minha mãe, no dia 11 de maio. Não há mais motivo para ir até a terra onde nasci, muito embora lá more minha filha MARIZETE, meu genro ADALVO e meu neto FELIPE. POÁ fica na memória nos diversos momentos que ali passei, desde minha infância. Isso ainda causa um profundo vazio para mim aos domingos. A outra transformação, bem mais suave, mas também significativa, é o fato de deixar de ser secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, cargo que assumi em 16 de maio de 1996 e que deixei em 13 de julho de 2004. Grandes modificações deverão acontecer daqui para a frente, pois ou a Sociedade muda de caminho ou então estará fadada a ser extinta, o que não é nada conveniente. A semana que vem deverá esclarecer alguns pontos que ainda estão nebulosos, pois o presidente, que ameaçou sair depois do dia 9 de julho ainda não se decidiu por escrito.
MARLENE está arrumando uns “barquinhos” que serão distribuídos na festa do segundo aniversário do IAGO, marcada para 31 de julho (ele faz aniversário em 25 de julho, juntamente com o PAULO CÉSAR, que completará 24 anos).
LUCINDA recebe a visita de seu irmão AMÉRICO. Ele traz a sua atual companheira, uma sergipana de pouco mais de cinqüenta anos, que o traz no “cabresto”. Isso é bom para ele, viciado na bebida e que está entrando nos eixos agora.
Mais tarde, é a presença do IAGO que modifica o sossego de casa. LUCINDA gosta muito do seu bisneto e a sua presença, quase que diária, é motivo de alegria para ela.     

A seleção brasileira de vôlei masculina derrotou a ITÁLIA por 3 sets a 1, na casa do adversário, e chegou ao seu QUARTO TÍTULO na LIGA MUNDIAL. O resultado põe o BRASIL como o principal favorito à medalha de ouro nos JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS, no mês de agosto. A ITÁLIA, oito vezes campeã da LIGA, equilibrou o jogo. Mas, pressionada por decidir o título em casa contra um rival de peso, perdeu a concentração. Foi o 11 º título do BRASIL em 14 torneios sob o comando do exigente BERNARDINHO. E o técnico já está de olho no próximo desafio: “Não dá nem para comemorar muito, pois a Olimpíada está logo aí. Já temos que pensar no amanhã para consertar os problemas”.

Os brasileiros deram um baile nos mexicanos e garantiram a vaga nas semifinais da COPA AMÉRICA, no PERU. O meia ALEX marcou o primeiro gol, de pênalti. O atacante ADRIANO fez o segundo e o terceiro. Ele virou o artilheiro da competição, com cinco gols, mas foi modesto e não quis se comparar a jogadores já consagrados na seleção. RICARDO OLIVEIRA fechou a goleada de 4 a 0. O BRASIL vai enfrentar na quarta-feira, dia 21, o URUGUAI, que bateu o PARAGUAI por 3 a 1. Se ganhar, pega na final o vencedor de ARGENTINA x COLÔMBIA. A COLÔMBIA derrotou a COSTA RICA por 2 a 0 e a ARGENTINA venceu o PERU por 1 a 0.

ALEXANDRE BARROS finalmente fez uma corrida competitiva hoje, no GP DA ALEMANHA DE MOTOGP, prova que encerrou a primeira metade da temporada. Nas voltas finais, ele disputou a vitória até os últimos metros, mas acabou superado por MAX BIAGGI. O americano NICKY HAYDEN foi o terceiro.

A garoa fina, acidentes e duas intervenções do safety car na pista marcaram hoje a vitória do carioca CACÁ BUENO na 100 ª corrida de STOCK CAR, em INTERLAGOS. GIULIANO LOSACCO chegou em segundo lugar, mantendo a ponta do campeonato. RAUL BOESEL largou do box, em 33 º lugar, e ganhou 29 posições, classificando-se em quarto lugar. O terceiro foi CHICO SERRA; o quinto, RODRIGO SERAFICO.

Cinco homens armados invadiram um bar e balearam oito pessoas, das quais quatro morreram, no bar do NALDO, no JARDIM DAS ROSAS, região do CAPÃO REDONDO, zona sul, na madrugada. Duas das vítimas foram atingidas por balas perdidas. O dono do boteco, ARNALDO REINALDO DE ARAÚJO, 31 anos, contou à polícia que havia cerca de dez clientes no local quando a quadrilha apareceu, por volta da 1 hora, com escopetas 12 e pistolas ponto 40 e ponto 280; os cinco assassinos ordenaram às vítimas que se deitassem no chão. Depois, atiraram. A quadrilha atingiu seis homens dentro do bar. Uma bala perdida acertou a perna direita da doméstica M.A.J., que passava pela rua. Um vizinho do bar, A.A.F., 22 anos, ouviu os disparos e saiu para ver o que estava acontecendo. Foi baleado na coxa esquerda. O desempregado ÉDSON NUNES DA SILVA, 24 anos, morreu no bar. O pintor CLÉBER ASSIS GONZAGA, 23, MARCOS ANTÔNIO DA SILVA, 47, e ANDRÉ APRÍGIO DE SOUZA, 23, morreram no hospital do CAMPO LIMPO.

Um incêndio destruiu hoje, por volta das 8 horas, uma galeria de lojas na rua SANTA EFIGÊNIA, no centro de SÃO PAULO. O fogo foi controlado depois de uma hora. O Corpo de Bombeiros mandou seis viaturas para o local. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio. A maioria dos lojistas não tinha seguro e acabou perdendo tudo.

NASCEU ISABELA, primeira neta do governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, e da primeira-dama MARIA LÚCIA ALCKMIN, no Hospital ALBERT EINSTEIN. ISABELA é filha de THOMAZ, de 21 anos, e da namorada FABÍOLA TROMBELLE, 24.

A ex-modelo LUMA DE OLIVEIRA voltou a dar o ar de sua graça com a gravação de uma campanha publicitária. Empolgada com o primeiro trabalho após a separação de EIKE BATISTA em fevereiro, LUMA demonstrou bom humor ao gravar um comercial até a meia-noite em uma farmácia do RIO. LUMA apareceu com os cabelos em um tom acobreado para ser a garota-propaganda de uma linha de tonalizantes da marca AROMA DO CAMPO.

Um ataque aéreo dos EUA lançado hoje contra supostos guerrilheiros leais a ABU MUSAB ZARQAWI, o suposto líder da AL-QAEDA no IRAQUE, matou pelo menos 12 pessoas na cidade de FALLUJAH. Havia mulheres e crianças entre as vítimas.

O mesmo alarme que se ouviu no dia 18 de julho de 1994 após o maior atentado terrorista da AMÉRICA LATINA, a explosão que destruiu o edifício da organização judaica em BUENOS AIRES, foi soado hoje exatamente às 9:53 horas, hora do massacre, que deixou 85 mortos e 300 feridos. A sirene da DEFESA CIVIL abriu o ato pelos DEZ ANOS do atentado em frente da nova sede da AMIA, na rua PASTEUR. Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes. Críticas à negligência e ao descaso das instituições argentinas nas investigações marcaram o ato, que durou duas horas e contou com a presença do presidente NÉSTOR KIRCHNER. Até hoje, ninguém foi condenado. Várias provas foram destruídas. Um juiz que cuidou do caso está sendo investigado por corrupção.

FALECEU TAMARA KHADZHYEVA, aliada do presidente da RÚSSIA, VLADIMIR PUTIN, assassinada por motivos políticos. Em SHALI, na TCHETCHÊNIA.
    
2 005   :   -   SEGUNDA-FEIRA
ARRISQUE MAIS, CONSIDERE CADA MOMENTO UMA OPORTUNIDADE ÚNICA, TALVEZ A MELHOR, TALVEZ A ÚLTIMA DE TODAS. VIVER CADA INSTANTE COMO SE FOSSE O DERRADEIRO, ATREVER-SE A TUDO E A TODOS, SUPERAR O MEDO, NÃO VALE A PENA VIVER ASSIM?

Por volta das 8 horas, recebo um telefonema do presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. GINO diz ter lido as notícias de jornais com relação ao TÚNEL NOVE DE JULHO. Está preocupado com a dívida do MMDC para com o contador. Quer conversar com ele. Fala sobre o LIVRO DE OURO que o ROMAGNOLI irá entregar hoje à tarde. Também quer participar da reunião da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial, às 15 horas.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO publica hoje no setor de “CARTAS”:
O TÚNEL
(...) Caro JOÃO DE SCANTIMBURGO (...) Discordo amplamente do enfoque do seu artigo (DC de 28/6) Dar ao inominado túnel o nome de DAHER CUTAIT, um dos maiores mestres da medicina brasileira “luz no fim do túnel” para milhares de pacientes, ex-combatente de 32 (você sabia?), não minimiza a homenagem feita pela cidade para uma data que lhe é marcante. Pelo contrário, dignifica-a. 
                                                                                       RAUL CUTAIT (13/7)

Caro amigo RAUL CUTAIT,
Tive a impressão, ao ler seu e-mail, que você leu apressadamente meu artigo sobre meu querido amigo professor DAHER CUTAIT. Fiz-lhe justiça, a justiça que ele sempre mereceu. Um grande médico, um cirurgião louvado no BRASIL e no estrangeiro, um coração de ouro, tal a bondade de suas atividades.
Por seus predicados morais, científicos, técnicos, ele merece muito mais do que a denominação do túnel da NOVE DE JULHO. Foi o que pedi no meu artigo, e deixei bem claro a minha opção, diante do enorme nome de seus ilustre e sempre lembrado pai. Escrevi que os defensores – como eu – de 32 vêem no túnel um símbolo da resistência encontrada pelos paulistas no túnel da ferrovia. O túnel é, de fato, sempre recordado, pelo número de mortos das fileiras paulistas, e pela tenaz luta entre os constitucionalistas e os legalistas federais.
Sou de opinião, e deixei exposto no meu artigo, que seu pai merece muitíssimo mais, repito, do que um túnel, principalmente por ter sido um grande, um notável médico cirurgião, que honrou a medicina brasileira pelo seu saber, sua técnica operatória e por seus atributos morais.
Com estas palavras, penso que tive a oportunidade de, a propósito da data magna dos paulistas, homenagear um amigo muito querido. Abraça-o o amigo velho,
                                                                          JOÃO DE SCANTIMBURGO

Temos alguns desencontros no MMDS, pois o responsável pela administração não comparece durante a reunião e muita coisa fica sem ser resolvida pela sua falta inexplicável. Não deixou recado com os oficiais que trabalham na Entidade. Também não tenho tempo para outras discussões porque tenho um compromisso de levar o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC até a Comissão Cívica e Cultural nesta tarde. Por volta das 14:20 horas, encontro o GINO STRUFFALDI, ROMAGNOLI, JANAÍNA, CORONEL PM MENDES e ANTÔNIO CARLOS NACLÉRIO HOMEM. O MENDES não poderá ir até a Associação Comercial, pois tem um compromisso no Fórum.
O presidente está nervoso porque recebeu um telefonema do CORONEL R/R ARY CANAVÓ dizendo que na quarta-feira ele e o CARVALHOSA irão até o Monumento-Mausoléu e querem lá entrar. Quis saber com quem está a chave e ameaça o GINO com possibilidade de multa caso não possam adentrar o Monumento. Não posso compreender a atitude do CANAVÓ, francamente contra a Sociedade ao se portar dessa maneira. Essa notícia dada pelo GINO é reprovada por todos nós que estamos na Sociedade. Precisamos esclarecer o que realmente o CANAVÓ quer.
ROMAGNOLI traz o LIVRO DE OURO, mas o caligrafista fez uma porcaria no livro, escrevendo por linhas tortas. Isso precisa ser consertado, pois ficou muito feio.
Não podemos perder tempo com outras conjecturas, pois temos a reunião da Comissão Cívica e Cultural marcada para às 15 horas. Levamos o GINO a essa reunião. ROMAGNOLI e JANAÍNA estão conosco. Ali cumprimentamos o coordenador, FRANCISCO GIANNOCCARO, o secretário VIVIANO FERRANTINI e os integrantes da Comissão: MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, CÉLIA CÂNDIDA MARCONDES SMITH, FRANCES AZEVEDO, FRANCISCO CALAZANS DE FREITAS, GAETANO BRANCATI LUIGI, GIAMBATTISTA SERRA DI NERVI, GUILHERME NAPOLEÃO DE ABREU, LAURO RIBEIRO ESCOBAR, OG POZZOLI, PAULA BRAGA VISCAINO, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, VALDIR ABDALLAH, WÁGNER ALIPRANDI.
GIANNOCCARO reporta aos eventos acontecidos nas comemorações dos 73 anos do Movimento Constitucionalista: 4 de julho, na Associação Comercial; 8 de julho, na FIESP; 9 de julho, no IBIRAPUERA e no Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO e durante a solenidade de 12 de julho, na LAPA, oferecida pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, núcleo da LAPA. Depois, com apartes inflamados, discute-se o TÚNEL NOVE DE JULHO. É lida uma carta que MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM está mandando para o DIÁRIO DO COMÉRCIO. Também é lido um ofício elaborado pelo ROMAGNOLI, em nome da Comissão “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”, que será encaminhado ao Prefeito JOSÉ SERRA, no sentido de se dar o nome de DAHER CUTAIT ao hospital que está sendo construído no M´BOI MIRIM. BIZARRO lê as cartas publicadas hoje no DIÁRIO DO COMÉRCIO. A advogada CÉLIA MARCONDES discorre sobre a medida tomada pelo Ministério Público pedindo uma liminar para o retorno do nome do TÚNEL NOVE DE JULHO, assunto esse publicado na FOLHA DE SÃO PAULO na última sexta-feira e no ESTADO no sábado.
GIANNOCCARO fala sobre o ARQUIVO HISTÓRICO DA ACSP, sobre o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH e principalmente a respeito das solenidades do DIA DA PÁTRIA.
GINO STRUFFALDI, como presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, na sua simplicidade como ex-combatente de 32, discorre a respeito da Entidade, que ele assumiu em decadência, por causa da má administração anterior. Convida a todos para se filiarem ao MMDC. O Coordenador da Comissão, entrega o seu pedido de admissão e paga as mensalidades até o fim do ano.
Depois dessa proveitosa reunião, GINO tem pressa em se retirar porque tem compromissos mais tarde com a maçonaria. ROMAGNOLI fica de estudar a situação da ameaça do CANAVÓ, sob a luz do processo em andamento, devendo dar uma resposta até amanhã.      
Com o pensamento voltado para as nossas lutas no MMDC, procurando entender a estratégia do CANAVÓ, estou chegando a conclusão que ele é meio amalucado ou está envolvido numa trama tenebrosa contra a Sociedade.

O vôlei feminino brasileiro, responsável por uma das maiores decepções nos JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS, reabilitou-se com a conquista de seu quinto título no GRAND PRIX, competição que eqüivale à Liga Mundial masculina. No último jogo da fase final, o BRASIL derrotou a ITÁLIA por 3 a 2, no ginásio da cidade de SENDAI.
A atacante PAULA PEQUENO não poderia esperar uma temporada melhor depois do decepcionante ano de 2004, quando ficou fora dos JOGOS OLÍMPICOS DE ATENAS por ter sido obrigada a se submeter a uma cirurgia no joelho esquerdo. Além de ter conquistado seu terceiro título no ano em três competições pela seleção, PAULA foi eleita a jogadora mais valiosa da competição, pela Federação Internacional de Vôlei. Jogando por seu clube, o FINASA/OSASCO, ela conquistou a SUPERLIGA. Na eleição para melhor jogadora, PAULA superou feras como a chinesa KUN FENG, considerada a melhor levantadora do mundo; a cubana NACY CARRILLO, a japonesa TAKAHASHI e a italiana VALENTINA FIORIN. Campeã mundial juvenil em 2001, PAULA estreou na seleção adulta no ano seguinte, quando obteve o quarto lugar no GRAND PRIX e o sétimo posto no MUNDIAL DA ALEMANHA.

No comando de uma escavadeira, o governador GERALDO ALCKMIN derrubou hoje um pedaço da parede que separava os dois lados do túnel nas escavações para a expansão da Linha 2 (VERDE), da estação ANA ROSA até a IPIRANGA. O ato simbólico representou mais um passo nas obras que devem ser entregues já no ano que vem. ALCKMIN aproveitou o evento para anunciar a liberação de 20 milhões de reais para o projeto executivo das duas estações seguintes: SACOMÃ e TAMANDUATEÍ. A estação VILA PRUDENTE também consta do projeto de ampliação.
A Linha 2 opera hoje, da estação VILA MADALENA até a estação ANA ROSA, com 14 trens pelos 7 km de extensão. Com a ampliação, que prevê três novas estações – CHÁCARA KLABIN, IMIGRANTES e IPIRANGA – passará a 10,4 km, com capacidade para 90 mil usuários a mais por dia. Hoje 280 mil passageiros utilizam a linha diariamente.
O METRÔ já totalizou 61% das escavações da obra de extensão da Linha 2. As estações CHÁCARA KLABIN e IMIGRANTES serão entregues em março do ano que vem. Já a estação IPIRANGA, em setembro. “Primeiro o trem roda experimentalmente, sem cobrar o bilhete do passageiro, e depois de 60 dias, comercialmente”, explicou ALCKMIN.

Muito entulho a ser retirado pela Prefeitura de SÃO PAULO e poeira nas casas da vizinhança. Começou hoje o trabalho de limpeza dos resquícios da implosão dos pavilhões 2 e 5 da CASA DE DETENÇÃO, no CARANDIRU. O prazo estimado para retirada dos escombros é de quatro meses. Nessa área será erguida uma nova parte do PARQUE DA JUVENTUDE, que abrigará um pavilhão de exposições e um teatro. Um grupo de 35 trabalhadores faz a limpeza da área. Mais funcionários terceirizados serão integrados, de acordo com a administração municipal. O prazo para entrega do terreno limpo e pronto para construção é o final do mês de outubro. Ainda será preciso demolir a muralha que fica na ATALIBA LEONEL, destruir o prédio da Corregedoria, o antigo batalhão da Polícia Militar e pavimentar parte do local.
  
Petistas reagiram com revolta à confissão, pelo ex-tesoureiro DELÚBIO SOARES, de que o partido usou caixa 2 para financiar campanhas eleitorais. A cúpula do PT já prepara a expulsão de DELÚBIO e dirigentes partidários defendem que não sejam pagos os empréstimos irregulares contraídos pelo ex-tesoureiro. “Caixa 2 é tão crime quanto mensalão”, disse hoje o senador SIBÁ MACHADO, integrante da CPI DOS CORREIOS. A executiva nacional do PT se reunirá amanhã. Procuradores da República suspeitam que DELÚBIO e o empresário MARCOS VALÉRIO DE SOUZA combinaram a defesa para tentar levar o caso exclusivamente para o âmbito eleitoral. A CPI recebeu o depoimento de VALÉRIO à Procuradoria, no qual disse que o então ministro JOSÉ DIRCEU sabia dos empréstimos, como revelou aos jornais no domingo. Há também uma lista de pessoas autorizadas a fazer saques na agência do BANCO RURAL de BRASÍLIA.

Políticos e analistas suspeitam que a entrevista concedida pelo presidente LULA a uma jornalista brasileira em PARIS pode fazer parte de uma articulação entre o governo e a direção nacional do PT para reduzir responsabilidades diante das denúncias que envolvem os petistas. Há grande coincidência entre o que disseram LULA, MARCOS VALÉRIO e DELÚBIO SOARES à TV. Há também repetições quase literais entre o que LULA disse sexta-feira e o que o ex-presidente do PT, JOSÉ GENOINO, escreveu em artigo publicado sábado. Além disso, é misteriosa a origem da entrevista de LULA em PARIS.

O artista plástico FRANZ WEISSMANN morreu hoje, aos 93 anos, de insuficiência respiratória, em sua casa, em IPANEMA, na zona sul do RIO. Ele sofrera um infarto havia três meses e, na semana passada, teve uma pneumonia. Segundo seu genro e executor de seus projetos, FERNANDO ORTEGA, até há poucos meses WEISSMANN trabalhava suas maquetes e planejava comemorar seu centenário. Sua última exposição foi no início do ano, com TOMIE OHTAKE e OSCAR NIEMEYER no Museu de Arte Contemporânea, de NITERÓI. Seu corpo será cremado no Memorial do Carmo, às 14:30 horas de amanhã, numa cerimônia familiar. WEISSMANN não gostava que o chamassem de escultor, mas não dava outra definição às suas obras. Ele chegou ao BRASIL em 1921, aos 11 anos, vindo da ÁUSTRIA. Seu pai, ferroviário e socialista, fundaria com o outro filho a fábrica de carrocerias CIFERAL, em SANTOS. O sucesso veio nos anos 1940, quando se mudou, recém-casado, para BELO HORIZONTE, e conheceu ALBERTO GUIGNARD. Na década seguinte, no RIO, se juntaria a LYGIA PAPE, LYGIA CLARK e HÉLIO OITICICA, pioneiros, como ele, de neoconcretismo, que fundou a arte contemporânea no BRASIL. A CIFERAL executava suas obras, monumentos que agradavam ao público pela beleza e engenhosidade. Generoso, ensinou seu ofício a muita gente e deixou inúmeras maquetes (geralmente em arame e papelão) a serem executadas, pois não trabalhava por encomenda. Ia criando e à espera da oportunidade para realizar as peças.

ROUBADAS cerca de 150 imagens do BRASIL do século XIX da Biblioteca Nacional, no RIO. O roubo foi descoberto no início da semana, mas não se sabe exatamente quando aconteceu. Até agora, somente vinte fotografias foram recuperadas pela Polícia Federal.

Soldados e policiais de ISRAEL bloquearam cerca de 30 mil manifestantes da direita israelense que pretendiam entrar no conjunto de colônias judaicas de GUSH KATIF, na FAIXA DE GAZA. O objetivo dos manifestantes é evitar que o governo israelense desative 21 colônias da FAIXA DE GAZA e 4 da CISJORDÂNIA. O início da remoção dos colonos está marcada para meados de agosto. Os manifestantes acamparam no local onde foram barrados, com a intenção de continuar o avanço hoje. Os protestos ocorrem num momento em que os grupos extremistas palestinos voltam a atacar as colônias judaicas.

A Suprema Corte alemã ordenou hoje a libertação do sírio MAMOUN DARKAZANLI, considerado assessor e intermediário do terrorista OSAMA BIN LADEN na EUROPA. A prisão e extradição dele haviam sido solicitadas pelo juiz espanhol BALTASAR GARZÓN, que investiga conexões européias com os ataques de 11 de setembro de 2001, nos EUA.    A Justiça alegou que as reivindicações espanholas são incompatíveis com a Constituição alemã. DARKAZANLI, negociante de 46 anos, casado com uma alemã, só poderia ser extraditado com uma alteração do texto constitucional. Ele é acusado de ser o responsável pelos assuntos administrativos e logísticos da AL-QAEDA e comprar um barco para BIN LADEN. O sírio negou tudo ao ser detido em outubro, em HAMBURGO. O governo alemão prometeu apresentar uma emenda constitucional ao Parlamento.

Em uma série de ataques rebeldes iraquianos mataram hoje 24 policiais, soldados e funcionários do governo no centro e norte do IRAQUE. O ataque mais mortífero ocorreu no oeste de BAGDÁ, onde oito policiais morreram num tiroteio. Os rebeldes mataram outros cinco policiais em ataques isolados em BAGDÁ, onde três funcionários também foram mortos em emboscadas.

A ÁFRICA DO SUL comemorou hoje o 87º aniversário NELSON MANDELA acendendo uma tocha na cela de uma cadeia em CIDADE DO CABO onde ele ficou preso por quase duas décadas. O ato faz parte de uma campanha nacional para aumentar a conscientização sobre a Aids e é liderada pelo próprio MANDELA, que perdeu um filho, vítima da doença.

O GENERAL WILLIAM C. WESTMORELAND, o herói da 2ª Guerra Mundial, que mais tarde foi crucificado em conseqüência de seu comando na fracassada guerra dos EUA no VIETNÃ, morreu nesta segunda-feira em CHARLESTON, CAROLINA DO SUL, aos 91 anos. WESTMORELAND morreu de causas naturais na casa de repouso para idosos BISHOP GADSDEN, informou seu filho, JAMES RIPLEY WESTMORELAND, à ASSOCIETED PRESS. Empertigado, queixo erguido, determinado, mas de fala mansa  e uniforme impecável, WESTMORELAND projetou a imagem da quintessência de um líder militar americano. Embora alguns críticos mais tarde o tenham chamado de fomentador de guerra e até mesmo de criminoso de guerra, sua ascensão na hierarquia das Forças Armadas foi daquelas com que um soldado sonha. Ele foi comandante em WEST POINT; líder condecorado de uma unidade que ajudou a fazer recuar o marechal alemão ERWIN ROMMEL no Norte da ÁFRICA; oficial aclamado de artilharia na campanha européia que obrigou ADOLF HITLER a recuar; comandante da festejada 101ª Divisão Aerotransportada; superintendente de WEST POINT e chefe do Estado-Maior do Exército.
Mas suas credenciais em campo de batalha, embora notáveis, nunca chegaram à altura das de seus heróis – homens como o arrogante, mas brilhante GENERAL DOUGLAS MacARTHUR e o determinado, mas discreto, GENERAL OSMAR BRADLEY.
WESTMORELAND participou da invasão da NORMANDIA – o grande momento dos aliados na 2ª Guerra, mas só aterrissou lá quatro dias após o DIA-D. Liderou uma unidade de infantaria na CORÉIA, mas só depois que a maior parte dos combates havia sido encerrada e as conversações de paz já haviam começado. E seu último comando de campo – líder das tropas americanas no VIETNÃ, de 1964 a 1968 – será para sempre marcado por acusações, táticas polêmicas e repetidos reveses militares, sem mencionar os mais de 46 mil americanos que morreram em ação e a derrota na guerra. Para muitos americanos, WESTMORELAND foi um homem incapaz de compreender a situação no VIETNÃ, que acabou levando as forças dos EUA ao desastre.

2  006    :    -    TERÇA-FEIRA
Logo pela manhã, LUCINDA conta-me um engano terrível acontecido ontem na firma onde trabalha a KÁTYA. Depois de discutir pelo telefone com ela, o PAULO CÉSAR discou para o telefone da firma e disse uma série de palavrões bastante ofensivos, dirigidos para a KÁTYA. No entanto, quem estava do outro lado era a chefe dela e ouviu tudo, ficando irada com o “telefonema de um louco”. Inquiriu a KÁTYA e esta negou que tivesse sido o PAULO CÉSAR o autor desse telefonema injurioso. A chefe da KÁTYA levou o caso ao conhecimento de seus superiores e essa situação poderá ainda criar problemas maiores para a KÁTYA. O ambiente entre os dois não é nada bom. Quem sofre com as cabeçadas do PAULO CÉSAR e da KÁTYA é o pequeno IAGO, que irá completar quatro anos de idade no próximo dia 25.

Num dia sossegado, sem grandes compromissos, vou chegar na entidade que presido por volta das 13 horas. Tudo vai bem nas mãos do CARMELO, que tem muito mais tempo do que eu para cuidar da entidade. Apenas porque fui eu que criei essa instituição é que os oficiais mantém uma posição de respeito. Todos estão trabalhando a contento e não tenho visto algo que possa recriminá-los. CRISTIANO trouxe um DVD com o filme “EXORCISMO”. Assistimos uma parte do mesmo, mas o horário não permite que fique até o final.
Por volta das 15 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Apenas o CORONEL MENDES comparece nesta tarde. LILIAN e LUCIANE tem nos auxiliado bem. Recebemos alguns telefonemas, inclusive do CORONEL RICARDO JACOB, mas aproveitamos o tempo para colocar a documentação em ordem. O CORONEL MENDES trouxe hoje um bebedouro, doado pelo CAPITÃO CAPELÃO OSVALDO PALÓPITO. Elaboramos uma carta de agradecimento. Nosso associado, o Padre PALÓPITO já doou para a Sociedade um computador novo, que muito tem nos auxiliado. Atualizamos o currículo do CORONEL MENDES.
Por volta das 17 horas, o MENDES e eu vamos embarcar no metrô. Ele retorna hoje ao Centro Odontológico para cimentar uma peça que teima em se soltar. Isso o deixa irritado nesta tarde, pois não pode quase falar. Desce na TIRADENTES e eu na ARMÊNIA.

Em casa, lendo a revista da AOPM surpreendo-me com a notícia do falecimento do CORONEL PM Ref JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA, nosso velho conhecido. A última vez que o vimos foi no Hospital Militar, no dia em que o CAPITÃO PM MÉDICO HILÁRIO operou-me o nariz. O ASSIS também foi submetido a uma pequena operação de uma mancha na testa naquela data. Trabalhamos juntos no antigo CPC, quando o CORONEL NELSON TRANCHESI era o comandante. Nasceu no dia 21 de julho de 1926 (iria completar oitenta anos). Entrou na FORÇA PÚBLICA no dia 1º de abril de 1949. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 3 de fevereiro de 1951. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 24 de agosto de 1951; 1º Tenente – 25 de agosto de 1957; Capitão – 15 de dezembro de 1962; Major – 25 de agosto de 1967; Tenente-Coronel – 11 de fevereiro de 1970. Não tenho a data de sua promoção ao posto de CORONEL.
 
Estréia hoje na RECORD “BICHO DO MATO”, novela que substituirá “PROVA DE AMOR” na faixa das sete da emissora paulistana.  Baseada na novela homônima de CHICO DE ASSIS, exibida em 1973 pela GLOBO, a trama de CRISTIANNE FRIDMAN e BOSCO BRASIL mostrará a história de JUBA (ANDRÉ BANKOFF), um jovem que sai do Pantanal, onde cresceu, para procurar o responsável pela morte de seu pai, FERNANDO (JAIRO MATTOS), no RIO DE JANEIRO.
Mas não é só a tentativa de fazer justiça que moverá o galã durante os primeiros sete meses – duração prevista para a nova trama. Em meio a saga, ele terá de se dividir entre dois amores: o daí índia TINIÁ (THAÍS FERSOZA), com quem conviveu desde criança, e o da jovem estudante de medicina CECÍLIA (RENATA DOMINGUEZ), que conhece após um acidente de avião. Namorada de seu primo EMÍLIO (MARCOS MION), a moça é resgatada por JUBA na selva. JUBA será ferido por um dos capangas do vilão RAMALHO (JONAS BLOCK) ao salvar o pai do primeiro atentado – FERNANDO morrerá no quinto capítulo, quando cai numa emboscada. RAMALHO arma o plano para ficar com as terras de FERNANDO, onde existe uma mina de diamantes. Atual marido da mãe de JUBA, LAURA (BIA SEIDL), RAMALHO vê na morte deles a chance de herdar a fortuna.
Ferido pelo disparo, JUBA será tratado por TINIÁ e CECÍLIA. Enquanto a índia vai usar recursos da natureza para fazer um curativo, CECÍLIA se valerá da experiência como estudante de medicina para tirar a bala do braço do moço. TINIÁ ficará com ciúme. As primeiras cenas foram gravadas no Pantanal Matogrossense, na CHAPADA DOS GUIMARÃES e em NOBRES (cidade a 146 km de CUIABÁ). Em VOLTA REDONDA, no sul do RIO DE JANEIRO, foi construída a fazenda da trama, onde serão gravadas as cenas do núcleo rural. A tribo fictícia dos GUAPORÁS será montada no mesmo local.

A invasão de uma residência por criminosos terminou com três pessoas mortas e uma ferida na Rua JAIME TAVEIRA, em CANGAÍBA, zona leste da Capital, ontem à noite. Morreram no tiroteio dois bandidos e a avó da noiva do delegado ALEXANDRE MUNHOZ, do 58º DP (VILA FORMOSA). O pai da noiva está internado. A polícia investiga inicialmente a hipótese de tentativa de roubo, mas não descartou ação do crime organizado.

Uma bomba de fabricação caseira foi encontrada em uma lixeira do lado externo da Inspetoria de Mediação de Conflitos da Guarda Civil Metropolitana, no estacionamento que o local compartilha com o Mercado Municipal, na Rua da CANTAREIRA, região da SÉ, no Centro da Capital, por volta das 9 horas. A Rua da CANTAREIRA teve o trânsito interditado e chegou a ser evacuada por 50 minutos, a partir das 11 horas, para a retirada e o desarme do artefato.

Uma concessionária de motos e uma base da Polícia Militar em RIBEIRÃO PRETO, a 330 km da Capital, foram alvos de tiros durante a noite de ontem. Segundo a PM, os ataques aconteceram por volta das 21 horas e não deixaram feridos. Os disparos dados contra a base do bairro QUINTINO FACCI 2 atingiram um muro e quebraram uma porta de vidro e uma janela. No momento do ataque, um policial estava na base. Depois de se proteger dos tiros, ele tentou reagir, mas não conseguiu localizar os agressores, que já haviam fugido. Na concessionária, foram pelo menos doze tiros contra uma porta de vidro, que ficou destruída.

O depoimento de ANDREAS VON RICHTHOFEN à Justiça complicou a situação da irmã, SUZANE, ré no assassinato dos pais. Ele negou que os pais fossem bêbados e agressivos com a irmã, de quem revelou ter medo: “De uma pessoa assim, a gente pode esperar qualquer coisa”. Admitiu que havia atritos na família como em qualquer outra e mostrou não confiar na irmã: “Ela se diz arrependida, mas eu não creio”. Uma perita, testemunha no caso, derrubou a nova versão de DANIEL CRAVINHOS, que assumiu sozinho a autoria do crime. Segundo ela, o casal foi agredido ao mesmo tempo.

O julgamento de três dos acusados de matar brutalmente, há cerca de três anos, o casal LIANA FRIEDENBACH, de 16 anos – que também foi estuprada, - e FELIPE CAFFÉ, de 19, começou hoje, em EMBU-GUAÇU. A sessão teve início com uma hora de atraso. As famílias das vítimas esperam que os réus sejam condenados à pena máxima. Os moradores de EMBU-GUAÇU, município com aproximadamente 60 mil habitantes, na GRANDE SÃO PAULO, viram a rotina pacata da cidade se transformar com o julgamento de três dos cinco acusados pelo assassinato do casal de namorados.  

O ator RAUL CORTEZ, de 73 anos, morreu hoje, às 20:15 horas, em decorrência de um câncer. Ele estava internado no hospital SÍRIO-LIBANÊS desde 30 de junho. O corpo estará sendo velado, a partir das 7 horas de amanhã, no TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Será cremado no cemitério de VILA ALPINA.
O tumor de cerca de três centímetros entre o intestino delgado e o pâncreas foi descoberto em dezembro de 2004, quando o artista precisou ser afastado das gravações de “SENHORA DO DESTINO”, em que interpretava o BARÃO DE BONSUCESSO. Depois de uma cirurgia, o ator passou por sessões de quimioterapia, que terminaram em setembro, quando ele voltou a trabalhar.
Sua última aparição na TV foi uma pequena participação no seriado “JK”, exibida no início deste ano, como o político mineiro ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO DE ANDRADA.
A assessora do Palácio do Planalto divulgou nota na qual o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA lamenta a morte do ator. “A obra de RAUL CORTEZ, que marcou a história da dramaturgia brasileira, deixa para as novas gerações um exemplo de seriedade e dedicação à arte”, afirmou.
CORTEZ deixa duas filhas, LÍGIA, fruto de seu casamento com a atriz CÉLIA HELENA (1936-1997) e MARIA, de seu relacionamento com TÂNIA CALDAS. Nascido na capital paulista em 28 de agosto de 1932, RAUL CRISTIANO CORTEZ iniciou a carreira no teatro e no cinema. Ganhou vários prêmios. Entre eles, cinco MOLIÈRE. A estréia de CORTEZ no cinema ocorreu em 1957, em “O PÃO QUE O DIABO AMASSOU”, dirigido por MARIA BASAGLIA. Seu mais recente trabalho na telona foi “O OUTRO LADO DA RUA” (2004). Outros títulos de seu currículo cinematográfico são: “O CASO DOS IRMÃOS NAVES” (1967), “ROBERTO CARLOS A 300 QUILÔMETROS POR HORA” (1971), “A GRANDE ARTE” (1991) e “LAVOURA ARCAICA” (2001). A peça que destacou seu nome nos palcos foi “VEREDA DA SALVAÇÃO”, de 1965. Tanto que, no ano seguinte, foi escalado para o elenco de “NINGUÉM CRÊ EM MIM”, na extinta TV EXCELSIOR, sua estréia em novelas, passando também pela BAND (“OS MISERÁVEIS”) e TUPI (“VITÓRIA BONELLI”, “A VOLTA DE BETO ROOKFELLER” e “XEQUE MATE”, entre outras). Nos anos 1980, CORTEZ firmou-se como um dos grandes nomes da TV GLOBO, em novelas como “ÁGUA VIVA” (1980), “BAILA COMIGO” (1981). Após nova passagem pela BAND, para fazer “SABOR DE MEL” (1983), voltou à GLOBO, dando vida a tipos memoráveis como o bicheiro CLÉLIO CRUZ de “PARTIDO ALTO” (1984) e o fazendeiro JEREMIAS BERDINAZZI de “O REI DO GADO” (1996).

O governo da INDONÉSIA declarou estado de emergência nas áreas da costa sul da ILHA DE JAVA em meio ao aumento do número de vítimas dos tsunamis que afetaram ontem a região. O Ministério da Saúde informou que as mortes subiram para 368 e 200 pessoas continuam desaparecidas. Além disso, há 295 feridos e cerca de 35 mil habitantes que se deslocaram para áreas mais seguras fugindo da devastação nos locais atingidos pela violência das águas. Terremoto de 7,7 graus na Escala RICHTER gerou ontem as ondas gigantes. A região costeira do sul de JAVA ainda não possui as estações de recepção de avisos metereológicos. Relatos revelam que muitos só conseguiram se abrigar do desastre fugindo para lugares mais altos ou para o interior da região, após constatarem o recuo das águas no oceano, um dos indícios de que um tsunami está se aproximando.

Num novo luto, uma escola de FOZ DO IGUAÇU descobriu hoje a morte de seu terceiro aluno na guerra entre ISRAEL e o HEZBOLLAH. O curitibano BASEL IMAD TERMOS, de 7 anos, morreu quando um míssil israelense atingiu a casa onde estava no sul do LÍBANO. Outro brasileiro, o comerciante paulista RODRIGO AIMAN, de 34 anos, também morreu hoje em decorrência de ferimentos sofridos no domingo, atingido por estilhaços de uma explosão. Ele tinha lojas no BRÁS e nas cidades de CAPÃO BONITO e ITAPETININGA. Seus parentes libaneses só conseguiram se comunicar hoje com a família em ITAPETININGA. RODRIGO será enterrado amanhã em BEIRUTE. Ele é casado e pai de dois filhos. No total, seis brasileiros já morreram no conflito. BASEL foi morto hoje em TALOUSSA, a 120 km de BEIRUTE. A mãe, MANAL, e o irmão, SAMIH, de 4 anos, estão gravemente feridos. Os três estavam com mais doze parentes tomando café da manhã quando três mísseis israelenses atingiram a casa. Também morreram no local, o tio de BASEL, ALI, de 17 anos, e a tia BAHIGE, de 70 anos, ambos libaneses.   

Cerca de 500 mil pessoas tiveram de deixar suas casas no LÍBANO por causa dos ataques israelenses, informou hoje um representante em BEIRUTE do UNICEF. Isso significa quase um sexto dos 3,5 milhões de habitantes do país. A estimativa é de que mais de 30 mil libaneses e 70 mil pessoas de outras nacionalidades cruzaram a fronteira em direção à SÍRIA desde o início dos bombardeios, há uma semana. Muitos libaneses têm parentes na SÍRIA, porque até 1920 as duas nações faziam parte do IMPÉRIO OTOMANO. Uma equipe da ONU formada por 11 pessoas foi para DAMASCO e depois seguirá para o LÍBANO, levando tendas e cobertores para as milhares de famílias abrigadas em edifícios públicos e outros abrigos improvisados. Aviões israelenses bombardearam hoje o LÍBANO pelo sétimo dia consecutivo, matando 31 pessoas, e mais foguetes do grupo xiita HEZBOLLAH atingiram o norte de ISRAEL, matando uma pessoa.

O ex-presidente sul-africano e Prêmio NOBEL DA PAZ, NELSON MANDELA, comemorou hoje 88 anos em sua casa em JOHANNESBURGO. MANDELA, o primeiro presidente negro da ÁFRICA DO SUL (1994-1999), é considerado o herói da luta contra a segregação racial no país. Ele recebeu presentes de várias partes do mundo e homenagens.   
     
2 007     :   -    QUARTA-FEIRA
Choveu durante a noite toda. Fiquei até tarde da noite assistindo na BANDNEWS as cenas dantescas do pior acidente aéreo no BRASIL. Levanto pelas 8 horas. Encontro LUCINDA tossindo muito. Ela não tomou cuidado ao se restabelecer de uma pneumonia bilateral.
Leio os jornais e vejo a extensão da tragédia que enluta o BRASIL. O DIÁRIO DE SÃO PAULO publica um caderno especial:
TRAGÉDIA EM CONGONHAS
OUTRA VEZ
SÃO PAULO PAROU DIANTE DO MAIOR ACIDENTE AÉREO DA HISTÓRIA DO PAÍS.
O CADERNO METRÓPOLE de “O ESTADO DE SÃO PAULO”:
A TRAGÉDIA ANUNCIADA – HORROR EM CONGONHAS
AVIÃO COM 176 TENTA POUSO, ATINGE PRÉDIO E EXPLODE EM CONGONHAS.

Vou para a cidade de SÃO PAULO, com tempo feio, por volta das 11:30 horas. Os comentários sobre a tragédia de ontem são os mais inflamados possíveis, quer no ônibus, quer no metrô ou em conversas com amigos, principalmente com COLOMBO, com quem almocei hoje, num restaurante ao lado da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ele também me coloca a par o início da viagem do LUZ e OLIVEIRA para a BAHIA. O primeiro ponto de estágio desses oficiais é SANTANA DO LIVRAMENTO. 
Poucas pessoas comparecem nesta tarde no MMDC: CORONEL PM MENDES, CORONEL ARY CANAVÓ, Professora MARIA ODETE, TENENTE-CORONEL PM CODELO, CAPITÃO COSTA E SILVA (do Exército).  Nossa funcionária MARINEI vai buscar no Conselho de Honrarias e Méritos os diplomas das Medalhas que serão entregues amanhã na Câmara Municipal de GUARULHOS (Constitucionalista). Esses diplomas serão assinados amanhã pelo GINO e pelo MENDES.  
CORONEL MENDES e eu vamos atualizar nossos currículos. Ele me traz hoje um diploma que veio do RIO GRANDE DO SUL.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMS – 3ª DE – 6ª BDA INF BLD
3ª COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES BLINDADA
(10ª Cia Trans/1944)

DIPLOMA DE AMIGO
DA 3ª COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES BLINDADA
 

O Comandante da 3ª Companhia de Comunicações Blindada confere
o presente diploma ao Sr.
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
em retribuição aos relevantes serviços prestados e às cordiais manifestações de apreço e consideração dedicadas a esta Organização Militar e a seus integrantes.
SANTA MARIA, RS, 12 DE MAIO DE 2007
__________________________
ÂNDREI CLAUHS – Maj Com
Cmt 3ª Cia Com Bld

O MAJOR ÂNDREI CLAUHS tem trabalhado em prol da Revolução Constitucionalista, dando entrevistas e palestras nos locais próximos de SANTA MARIA, onde comanda a 3ª Cia Com Bld.
Não permaneço muito tempo no MMDC. O frio é intenso. A movimentação na Sociedade não é boa nesta tarde. O GINO está se cuidando em casa e o MENDES está na maçonaria.
Em casa, procuro digitalizar os últimos dados, principalmente com respeito à tragédia aérea.

Depois da maior tragédia da aviação brasileira, o Ministério Publico protocolou às 17:40 horas, na Justiça Federal de São Paulo, pedido de fechamento de CONGONHAS, até que sejam concluídas as investigações sobre o acidente com o AIRBUS da TAM. Procuradores alegam que a interdição do aeroporto é crucial para garantir a segurança dos passageiros, funcionários de empresas aéreas e moradores da região. Antes mesmo de uma decisão judicial, a Aeronáutica resolveu manter a pista principal fechada pelo menos até o dia 20. Os bombeiros estimam que passe de 190 o total de mortos no acidente – pois a TAM informou hoje que havia 186 pessoas a bordo do AIRBUS, e não 176 como anunciara na véspera. Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas morreram no edifício da própria TAM atingido pelo avião.
Imagens feitas pela Infraero mostram que o AIRBUS não tocou a pista tarde demais, mas, segundo testemunhas, o reverso (freio aerodinâmico) não funcionou. A falha poderia ter levado o piloto a tentar arremeter, acelerando com o objetivo de retomar vôo. O avião, porém, estava lento demais para subir e rápido demais para parar – as imagens mostram que ele levou 3 segundos para percorrer os 400 metros finais da pista, o que normalmente é feito em 11 segundos. O presidente da TAM, MARCO ANTÔNIO BOLOGNA, descartou a possibilidade de problemas no avião ou na pista terem causado o acidente.

O governador JOSÉ SERRA defendeu a redução dos vôos em CONGONHAS e disse que quer discutir o caso com o governo federal – não falou em procurar o presidente LULA, mas “órgãos responsáveis”. LULA ainda não procurou SERRA para falar do acidente. Ele acha que a tragédia não tem relação com a crise aérea, mas deve demitir a cúpula da Infraero. Até as 20 horas, as equipes de resgate haviam retirado 180 corpos de vítimas – outras três morreram a caminho de hospitais. Apenas doze já foram identificadas pelo IML. Segundo os bombeiros, 16 pessoas ficaram feridas no desastre. Ainda não é possível definir o número total de mortos e os bombeiros não sabem dizer quando serão encerradas as buscas.

O prédio onde funcionava o galpão da TAM Express e o posto de combustíveis ao lado foram condenados hoje pela Defesa Civil do município. Outros 27 imóveis foram interditados nas Ruas OTÁVIO TAARQUÍNIO DE SOUSA e BARONESA DE BELA VISTA, como medida preventiva. Aparentemente, nenhum imóvel foi danificado. Mesmo assim, os moradores tiveram minutos contados no relógio para retirar alguns pertences essenciais.

Sete aposentadas e pensionistas de um grupo conhecido como “tricoteiras” estavam no vôo. Levaram um ano para tricotar uma manta de 200 metros que seria usada em protesto pelo não pagamento de precatórios no RS. Elas iriam a um evento na FIESP contra o calote público.

Não havia lugar para toda a família no vôo 3054, então o advogado ILDERLEY PONCE DE LEON deixou PORTO ALEGRE pela GOL, chegou a CONGONHAS e ficou à espera da mulher e do filho de um ano, que viajavam pela TAM. Hoje, em estado de choque, ele estava internado num hospital.

“Nunca vi catástrofe como esta”. Afirmação é de bombeiro que tirava corpos das ruínas do prédio. As vítimas estão tão carbonizadas que os legistas têm dificuldade até para definir o sexo. “É chocante demais”, diz um deles.

A natação brasileira brilhou no dia mais triste dos Jogos do RIO, por conta da tragédia de ontem em SÃO PAULO. Os atletas nacionais competiram com tarja preta, em sinal de luto pelas vítimas do avião que caiu em CONGONHAS,  e mostraram eficiência, sobretudo nas piscinas do Parque Aquático MARIA LENK. No total, foram sete medalhas na natação – 3 de ouro, uma de prata e 3 de bronze. Hoje não foi só da natação. O País também conquistou medalhas em outras modalidades que normalmente passam despercebidas na competição. No levantamento de peso, prova na qual colombianos têm amplo domínio, FABRÍCIO MAFRA fez festa. Superou dores no cotovelo e em um dedo quebrado do pé esquerdo para ganhar o bronze acima de 105 quilos. Na esgima, destaque para RENZO AGRESTA, também bronze.

O CORINTHIANS já está sem ganhar faz 39 dias ou seis jogos. Após a derrota por 3 a 0 para o INTERNACIONAL, nesta noite, do BEIRA-RIO, gols de ALEXANDRE PATO (2) e de ADRIANO, o time só é melhor, na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, que os quatro times da zona de rebaixamento – JUVENTUDE, FLAMENGO, AMÉRICA – RN e NÁUTICO.
Deu tudo errado para o SÃO PAULO, nesta noite, no MORUMBI. O ataque voltou a falhar e a defesa, ponto alto do time até aqui, não funcionou. A derrota por 1 a 0 para o FLUMINENSE significou o fim de uma seqüência de seis jogos sem derrota no Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, o time terminou a série de quatro jogos em seu estádio com apenas cinco pontos, em 12 possíveis. O FLUMINENSE quebrou um tabu de 23 anos sem vencer o SÃO PAULO no MORUMBI. Tivemos também: ATLÉTICO – MG 4 x AMÉRICA – RN 1; ATLÉTICO – PR 4 x JUVENTUDE 0; NÁUTICO 1 x CRUZEIRO 4; FIGUEIRENSE 0 x SPORT 1.  

Pelo menos 17 soldados paquistaneses morreram hoje e 11 ficaram feridos quando seu comboio foi atacado a tiros no WAZIRISTÃO DO NORTE, parte da região tribal fronteiriça com o AFEGANISTÃO. A emboscada é mais um de uma série de ataques lançados por militantes enfurecidos com o assalto militar à MESQUITA VERMELHA, em ISLAMABAD, onde estudantes radicais islâmicos estavam entrincheirados. Desde o assalto à mesquita, na semana passada, mais de cem pessoas – na maioria policiais e soldados – foram mortas em ataques a tiros e bombas na turbulenta região noroeste, onde é grande a influência do grupo fundamentalista afegão TALEBAN. Pelo menos oito militantes também morreram hoje em choques com as forças de segurança no WAZIRISTÃO DO NORTE.

O brasileiro ALI AHMAD SMIDI, de 26 anos, primeiro-tenente do Exército libanês, foi morto na segunda-feira, dia 16, durante confronto com militantes islâmicos no norte do LÍBANO, confirmaram hoje parentes que moram no BRASIL. O enterro foi realizado na terça-feira, dia 17, na cidade de SULTAN YACOUB, no VALE DO BEKAA, leste do LÍBANO, onde moram seus pais e avós.
ALI nasceu em SANTOS em 1980 e se mudou com os pais para o LÍBANO em 1994. Um tio que mora em SANTOS, KHALIL MOHAMED SMIDI, disse ao “ESTADO” que a família viveu 14 anos no BRASIL, onde tinha uma loja de roupas e decidiu voltar para o LÍBANO por causa dos avós paternos de ALI, que vivem lá.  

2 008     :      -      SEXTA-FEIRA
COMANDO DA AERONÁUTICA
QUARTO COMANDO AÉREO REGIONAL

O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ ROBERTO SCHEER, tem a honra de convidar Vossa Excelência (Vossa Senhoria) e família para a Solenidade Militar alusiva ao Aniversário do MARECHAL-DO-AR ALBERTO SANTOS DUMONT, Patrono da Aeronáutica Brasileira, a realizar-se em 18 de julho de 2008, ocasião em que será procedida a entrega da Medalha “MÉRITO SANTOS DUMONT” aos agraciados no corrente ano.
LOCAL: BASE AÉREA DE SÃO PAULO
              AVENIDA MONTEIRO LOBATO, 6365
              CUMBICA – GUARULHOS – SP
HORÁRIO: 10h30min

Muito embora a solenidade seja na Base Aérea de São Paulo, situada em CUMBICA, prefiro ir até a Rua Pedro Vicente, na ARMÊNIA, onde ali me encontro com o GINO e o MENDES.
Chegamos muito cedo na Base. Somos recepcionados pelo CORONEL Av HÚDSON COSTA POTIGUARA, Comandante da Base Aérea de São Paulo e seus oficiais. Vamos encontrando os conhecidos, tais como: CORONEL JAIRO JUNQUEIRA, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes da 2ª Grande Guerra, setor de São Paulo, acompanhado de meia dúzia de veteranos, entre eles o MAJOR SAMUEL; TENENTE-CORONEL PM IVAN MANO NEVES (Cmt do 5º GB – GUARULHOS); ÉDSON PASCHOAL, vice-presidente da ABORE; JABUR, CORONEL ARY CANAVÓ, FRACAROLLI (que conta que numa tentativa de assalto, recentemente, um dos bandidos era filho do CORONEL PM Res CAPELLINE VINDICTIS), jornalista ROBERTO GODOY, delegado de polícia CARLOS ALBERTO ACHÔA MEZHER, CORONEL DE INTENDÊNCIA BENEDITO BORTOLETTO; perito criminal chefe da Polícia Científica da zona norte, JOÃO SADAO KITAMURA.
O GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER, Comandante do Exército Sudeste, vai presidir a solenidade. Vemos ao seu lado o representante do Presidente do Tribunal de Justiça, o secretário da Segurança Pública, RONALDO BRETAS  MARZAGÃO; GENERAL-DE-BRIGADA JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO; BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATTI; o Comandante Geral da PMESP, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ; DELEGADO GERAL MAURÍCIO JOSÉ LEMOS FREIRE; presidente da FIESP, PAULO SKAF; presidente da OAB/SP, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO.
Após a leitura da ORDEM DO DIA assinada pelo TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR JUNITI SAITO, vão ser entregues as medalhas SANTOS DUMONT. É uma solenidade que não demora muito. Um brilhante desfile vai encerrar o evento.
O MENDES está atarefadíssimo e não pode ficar para o coquetel. Vai transportar-nos até a Sociedade. O GINO precisa assinar uma certidão referente participação de um veterano no Batalhão 14 de Julho, na época da Revolução de 1932 (BENTO QUEIROZ TELLES), falecido no mês passado, para que a viúva faça jus à Pensão Especial. Tenho notícia de que o CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, Presidente da AORRPM, já passou pelo MMDC, querendo falar comigo. Mas vou almoçar com o MAJOR COLOMBO, CAPITÃO ALEMÃO e TENENTE OLIVEIRA. Isso demora um pouco e retarda o meu retorno à Sociedade.
HERMES CRUZ vem conversar comigo sobre o fato de não ter eu assinado a Ata da Assembléia Geral Extraordinária de 5 de junho. Explico a ele tudo que já escrevi e lhe mandei. Para encontrar uma solução para o caso, a fim de não prejudicar a Entidade, peço plena liberdade para que eu faça a ata e não haja interferência de outras pessoas, como aconteceu antes. Com a sua concordância, vai a AORRPM buscar um disquete da pretensa ata que me foi apresentada e renegada veementemente, por estar viciada. Digo a ele que minha idéia é retratar fielmente o que aconteceu naquela tarde de 5 de junho.    
Enquanto o CRUZ vai buscar o disquete, liga-me o CORONEL EDILBERTO. Explico-lhe o que está acontecendo e o que ficou decidido. Ele não recebe bem a notícia. Acha que deveria permanecer irredutível, não assinando a ata. Digo-lhe que realmente não assinei a ata e obtive ampla liberdade, como deveria ter acontecido desde o começo, para poder elaborar o documento de acordo com a realidade.
Ainda com esses acontecimentos na cabeça, após a entrega do disquete pelo CORONEL CRUZ, regresso para GUARULHOS. Ficamos sabendo hoje que faleceu o MAJOR PM Ref SÉRGIO LINHARES. Ele nasceu em 27 de julho de 1942.
O JOÃO me comunica que colocou todos os livros vindos da casa do falecido GERALDO PIRES DE OLIVEIRA na HEMEROTECA (antes estavam no corredor).
Na Internet encontro a mensagem abaixo de MARIANO TAGLIANETTI: 
Caríssimo Cél Ventura :
Nos enaltecem suas amáveis palavras alusivas aos Taglianetti's. Em verdade, creio firmemente que nossas ações ecoam na eternidade e tanto mais quando desprovidas de vaidade mas tendo por objetivo enriquecer a lucidez de nossa espécie. Trinta e dois é o único marco existente em nossa nacionalidade que lutou pela saga democrática, em nossa República, a qual homens do seu gabarito tornam sua memória imorredoura. Houvera prevalecido, na plenitude, e o caudilhismo getulista não haveria tido oportunidade de nos brindar com esse espetáculo deplorável e decadente em que se debate a vida pública brasileira. Há alguns anos atrás tomei conhecimento em diálogo do significado de Philadelphia, embora em rápidas pinceladas, sem exaltar verdadeiramente seu valor histórico houvera minha memória registrado que lá iniciara a luta pela independência americana. Lá fui. Constatei que Philadelphia é a catedral da pátria norteamericana. A experiência americana - "The American Experience" traduzindo sua vivência desde 1.765 é cultuada. Em síntese Philadelphia é o coração dessa grande República, sendo visitada diuturnamente pelos estudantes americanos que lá encontram desde o "Independence Hall" detalhadamente o significado da democracia.

Traço, um paralelismo entre o brilhantismo paulista / brasileiro de 32 e aqueles valores, esforcemo-nos para que a democracia brasileira não seja tão pálida e os ideais da saga constitucionalista prevaleçam.

Eis o que posso, nobre amigo dizer-lhe.
Recebe um forte abraço do Mariano. 

A decisão de transferir o ex-banqueiro SALVATORE CACCIOLA do Presídio ARY FRANCO para outra unidade prisional do RIO ocorreu “por haver ameaça concreta de rebelião que punha em risco sua integridade física e a ordem pública no ARY FRANCO”, segundo nota divulgada pelo Ministério Público no final da tarde. De acordo com o MP, a informação foi da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

O Ministério Público Federal em SÃO PAULO abriu procedimento administrativo para apurar se houve boicote à OPERAÇÃO SATIAGRAHA. A investigação proposta pelos procuradores da República ANAMARA OSÓRIO SILVA e RODRIGO DE GRANDIS, foi determinada depois que o delegado PROTÓGENES QUEIROZ apresentou ao MPF queixa formal contra a própria cúpula da Polícia Federal.
PROTÓGENES fala que houve obstrução ao seu trabalho e reclama de falta de ajuda (material e de analistas) para analisar documentação que comprovaria desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo DANIEL DANTAS, do OPPORTUNITY, e o megainvestidor NAJI NAHAS.
Na mesma denúncia, apresentada ao MPF na quinta-feira, dia 17, PROTÓGENES também alega que foi afastado da coordenação da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, o que contradiz a versão oficial da PF de que o delegado pediu o afastamento das investigações para fazer um curso de especialização, que é exigido de funcionários com mais de dez anos de casa.
Hoje à noite, após tentar ouvir pela terceira vez o depoimento de DANTAS, PROTÓGENES anunciou a apresentação do relatório final do inquérito da SATIAGRAHA. Segundo ele, isso foi feito “em cumprimento à determinação do excelentíssimo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA” e em “obediência à ordem de meus superiores”. “Apresento nesta data a nossa singela contribuição para a condução da OPERAÇÃO SATIAGRAHA, em especial no combate à corrupção”, afirmou ele, ao ler uma nota”.
PROTÓGENES agradeceu a colaboração da Justiça paulista e do Ministério Público Federal, citou os delegados que atuaram a seu lado nas investigações e fez ainda menção a seus ex e atuais chefes no comando da PF. 

Um policial do GOE e dois ladrões morreram após uma troca de tiros, seguida de perseguição, em frente a uma agência bancária na zona oeste de São Paulo. Ao tentar fugir, os ladrões ainda atropelaram uma criança de 7 anos, que teve escoriações leves na perna. Pelo menos outros três bandidos, um deles baleado, conseguiram fugir.

Morreu hoje, vítima de uma parada cardíaca, FELIPE NEVES FIGUEIREDO, mais conhecido como MESTRE FELIPE, criador de um dos maiores grupos de tambor de crioula do MARANHÃO, o SÃO BENEDITO. O compositor e percussionista tinha 84 anos e havia 15 dias estava internado no Hospital Universitário PRESIDENTE DUTRA, de SÃO LUÍS, com grave quadro de enfisema pulmonar. No último dia 25, MESTRE FELIPE recebeu o prêmio ORILAXÊ, no TEATRO MUNICIPAL DO RIO, em reconhecimento ao seu trabalho de desenvolvimento da manifestação, considerada patrimônio cultural imaterial do País desde o dia 18 de junho do ano passado.

2 009         :        -       SÁBADO
Uso este sábado para organizar papéis em minha biblioteca e também na HEMEROTECA VENTURA. Levo para esse lugar a CAIXA 2 – 2008/2009, que coleciona principais acontecimentos durante esse período. No computador também atualizo minhas memórias. JOÃO GOMES faz os preparativos para levar seus instrumentos musicais até um local, onde, à noite, será realizada uma festa italiana.
O PALMEIRAS assumiu a liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO em mais uma vitória apertada, sofrida, mas nem por isso menos valiosa. O 1 a 0 sobre o SANTO ANDRÉ, gol de DIEGO SOUZA, fez o time chegar aos 25 pontos. Sob o comando de JORGINHO, são quatro vitórias e um empate.

O FLUMINENSE vai de mal a pior no campeonato. Com a derrota de hoje diante do GOIÁS por 4 a 1, no MARACANÃ, o time ficou estacionado na penúltima posição com 10 pontos e pode cair amanhã para a lanterna – o NÁUTICO tem nove pontos.

O PARANÁ impôs hoje a primeira derrota na Série B do BRASILEIRO ao GUARANI, líder isolado do torneio, em pleno Estádio BRINCO DE OURO DA PRINCESA, em CAMPINAS, ao vencer por 2 a 1, gols de DAVI e ALEX AFONSO. Com a derrota, o GUARANI não superou a marca de 11 jogos sem derrota do CORINTHIANS em 2008. Mas o time de CAMPINAS permanece na liderança isolada, com 27 pontos, quatro a mais do que o ATLÉTICO-GO.

A multidão presente no Centro comprovou hoje a fama de SÃO PAULO como a cidade mais nordestina fora do Nordeste. As homenagens a LUIZ GONZAGA pelos 20 anos de sua morte, abertas na sexta-feira, prosseguiram hoje no VALE DO ANHANGABAÚ. O espaço, movimentado o dia todo, teve seu pico de público durante as apresentações de DOMINGUINHOS, por volta das 19 horas, no palco principal, logo após o show de CAJU e CASTANHA no segundo dia do encontro.
DOMINGUINHOS, a certa altura, surpreendeu o público chamando ao palco o governador JOSÉ SERRA, que arriscou soltar a voz no refrão de “ASA BRANCA”, o principal sucesso do REI DO BAIÃO. Segundo os organizadores, o público superou as 15 mil pessoas presentes ao show de ELBA RAMALHO, na sexta-feira.

Um assaltante morreu durante tiroteio após ser perseguido pela Polícia Militar e bater em seis carros, por volta das 22 horas de ontem. A troca de tiros aconteceu em frente à estação do metrô ANA ROSA, na Rua VERGUEIRO, zona sul da capital.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA visitou hoje o vice-presidente JOSÉ ALENCAR, de 77 anos, internado no hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Há dez dias, ALENCAR foi submetido a uma cirurgia para desobstrução intestinal e retirou dez tumores da região abdominal. Desde quarta-feira, dia 15, os médicos constataram novas obstruções, mas estão tentando contornar o problema com medicação, hidratação e a suspensão de alimentos, descartando, por enquanto, a necessidade de nova cirurgia.
LULA chegou de helicóptero ao hospital por volta das 10 horas e conversou com ALENCAR por uma hora e quinze minutos. O presidente não quis dar entrevista, mas avisou, por meio de assessores, que ALENCAR estava com a “cara boa”. O presidente chegou a SÃO PAULO ontem, à noite, para a festa de aniversário de 50 anos do cardiologista e seu médico ROBERTO KALIL FILHO, que também cuida de ALENCAR e da ministra DILMA ROUSSEFF. Na festa, da qual participou com a mulher, dona MARISA, e dois filhos, LULA estava preocupado com o estado de saúde do vice e ficou na mesma mesa do governador JOSÉ SERRA.

Sob a tentação de um investimento rentável, com lucros muito acima do mercado e livre de impostos, um “contêiner” deixou o porto e distribuiu, em vez de produtos, prejuízos exorbitantes. Suposta importação que, na verdade, era uma aplicação financeira, o negócio ruiu e levou ROMÁRIO, o craque do tetracampeonato mundial nos ESTADOS UNIDOS em 1994, a apuros financeiros no BRASIL e até ameaças. Para cooptar  investidores no princípio, foi criada a figura de um suposto chinês, que traria produtos para o BRASIL num contêiner – o que deu nome à pirâmide de investimento. O contrabandista fictício precisaria de aporte financeiro para obter a liberação da carga no porto, e prometeria ressarcir, com juros, quem se dispusesse a contribuir. O investidor, sem quantia pré-estipulada, receberia 30% do valor inicial. Caso levasse novos integrantes teria direito a um adicional de 5%.
Avalista do “contêiner” por sua imagem, sempre ligada a sucesso financeiro, ROMÁRIO seria também um dos investidores e estaria recebendo cobranças por ter cooptado inúmeros integrantes. Em alguns casos, ele ainda ofereceria 15% de lucro ao investidor, oferecendo garantia. Nisso, o ex-craque retiraria o percentual total e dividiria.
Espécie de pirâmide e roda, a aplicação financeira travou se novos investidores, e teria dado origem à série de cobranças ao herói do tetra. Numa delas, um parceiro seu teria levado uma coronhada de fuzil no olho, sendo atendido na Clínica SÃO BERNARDO, na BARRA. Dois de seus carros - entre eles um vistoso jipe HUMMER H2, importado, avaliado em 400 mil reais – teriam sido trocados por dívidas. Num efeito dominó, o BAIXINHO está com dívidas de IPVA, IPTU e em vias de perder a cobertura no GOLDEN GREEN, na BARRA.

Um novo escândalo bate à porta do Senado. Depois dos atos secretos, surge agora o “trem da alegria” secreto. Uma decisão guardada até hoje sob sigilo transformou 82 estagiários da poderosa gráfica em servidores públicos federais em 1992, quatro anos depois da promulgação da Constituição, que proíbe, desde 1988, nomeações sem concurso público. Na época, AGACIEL MAIA era o diretor executivo do chamado Centro Gráfico. A manobra ocorreu três anos antes de ele assumir a diretoria-geral, cargo que deixou em março.

A segunda reunião entre membros do governo de facto e do governo deposto de HONDURAS seguia hoje longe de qualquer acordo, na COSTA RICA, depois que representantes do presidente autoproclamado rechaçaram as duas principais propostas apresentadas pelo mediador do diálogo, o presidente costa-riquenho e Prêmio Nobel da Paz, OSCAR ARIAS. A volta ao poder do presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, e a formação de um governo transitório de reconciliação foram hipóteses descartadas pelos representantes do presidente autoproclamado de HONDURAS, ROBERTO MICHELETTI.
A volta de ZELAYA “não pode acontecer porque ele responde a mais de 15 acusações”, disse a vice-chanceler do governo de facto, MARTHA ALVARADO. Para ela, a proposta de um governo de unidade nacional também “não é aceitável”.

O ex-presidente da ÁFRICA DO SUL, e prêmio NOBEL DA PAZ, NELSON MANDELA, comemorou hoje os 91 anos de idade ao lado da mulher, GRAÇA MACHEL, em JOHANNESBURGO. Símbolo da luta contra o apartheid, MANDELA usou a data para pedir às pessoas que sejam solidárias. GRAÇA disse que ele acha difícil lidar com as limitações da idade, que o impediram de viajar aos ESTADOS UNIDOS para as homenagens pelo “DIA DE MANDELA”, com shows de STEVIE WONDER e ARETHA FRANKLIN.

2 010       :        -        DOMINGO
LUCINDA conta-me fatos que aconteceram nesta madrugada que não percebi. Na casa de dona ÂNGELA o pau “quebrou”. ALINE chegou alterada pela bebida e começou a desafiar seu irmão EUDES com palavras ásperas e aos gritos. Isso deixou a mãe deles em situação crítica. A MARLENE, que também chegou em casa naquela hora achou de intervir na discussão. LUCINDA não mais dormiu e isso foi até 3 horas da madrugada. Essas brigas são constantes na casa de dona ÂNGELA. Os irmãos ALINE e EUDES não se entendem e criam um clima muito ruim. Qualquer dia alguma coisa bem pior poderá acontecer.   
Mensagem do CORONEL PM Ref ODAIR DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO, conhecido no meio virtual como “CMT HORÁCIO”.
BOM DIA MEUS AMIGOS, DA CT E DEMAIS OUTROS QUE PARTILHAM DA AMIZADE DO CEL CANOVA.
FOI SUBMETIDO À UMA CIRURGIA NO DIA 14/7 E JÁ ESTÁ EM ALTA NA CASA DELE, MUITO BEM, RECUPERANDO BEM. ACABEI DE FALAR AO TELEFONE COM O CMT ALEX, E O BOM HUMOR, A PICARDIA  DELE ESTÃO EM ÓTIMO ASTRAL.
AOS COMPANHEIROS DA CT SOLICITO DAR CIÊNCIA
CT= CONFRARIA DE TUIUTI.
ABRAÇOS
CMTHORACIO
O domingo vai resolver o grande problema meu de atraso nos meus arquivos e na digitalização de minhas memórias.

Na estréia com derrota por 4 a 2 para o AVAÍ, em FLORIANÓPOLIS, não faltou ousadia a LUIZ FELIPE SCOLARI. Com um atleta a mais na etapa final, alinhou o PALMEIRAS com quatro atacantes para vencer a partida. Mas levou dois gols de contra-ataque no fim e iniciou com tropeço a sua segunda passagem pelo clube alviverde.
SANTOS e FLUMINENSE disputaram uma partida equilibrada, nesta noite, na VILA BELMIRO. O placar, vitória da equipe carioca, só foi definido na última parte do jogo. Com a vitória por 1 a 0, gol de ALAN, o FLUMINENSE saltou para a vice-liderança, com 19 pontos, e o SANTOS, que sofreu a segunda derrota seguida, segue com 12.
O CORINTHIANS não conseguiu fazer gol contra o CEARÁ, na volta do BRASILEIRO, na quarta-feira, mas hoje desencantou. Depois de tanto insistir, BRUNO CÉSAR contou com o desvio da zaga adversária para balançar a rede. Um golzinho que valeu muito contra o ATLÉTICO MINEIRO, no PACAEMBU. A vitória por 1 a 0 levou o time à liderança isolada da competição, com 21 pontos.
BOTAFOGO e GUARANI buscavam a reabilitação no CAMPEONATO BRASILEIRO, pois vinham de derrota, mas saíram frustrados nesta noite no ENGENHÃO. Afinal, não saíram do empate por 1 a 1, num jogo com arbitragem polêmica.
O GRÊMIO PRUDENTE surpreendeu e venceu o GRÊMIO por 2 a 0. O FLAMENGO venceu por 1 a 0 o ATLÉTICO-GO, hoje, no Estádio SERRA DOURADA. O resultado colocou o time carioca no G-4 – chegou a 15 pontos, assim como o CRUZEIRO, e leva vantagem nos critérios de desempate. Em jogo equilibrado, o CRUZEIRO ganhou por 1 a 0 do GOIÁS e assumiu a quinta posição na tabela. O INTER furou a defesa do CEARÁ e venceu, no BEIRA-RIO, por 2 a 1,

O italiano VALENTINO ROSSI demonstrou estar em excelente forma, apenas seis semanas depois de sofrer fratura de tíbia e fíbula. Ele ainda anda de muletas, mas quando sobe na moto, acelera forte. Hoje, só foi ultrapassado por CASEY STONER nos últimos segundos e terminou a prova em quarto lugar. “Mais que o resultado, o importante é como consegui fazer esta corrida. A batalha com STONER até o final me agradou. Foi bonito e aproveitei. Acho que na semana que vem posso subir no pódio em LAGUNA SECA (nos ESTADOS UNIDOS).”No GP da ALEMANHA, no Autódromo de SACHSEN, os espanhóis dominaram. Venceram na categoria 125 cc., na Moto  e na Moto-GP, com MARC MÁRQUEZ, TONI ELÍAS e DANI PEDROSA, respectivamente. Na Moto GP houve ainda dobradinha, com JORGE LORENZO, da YAMAHA, em segundo lugar.
Um grave acidente marcou a disputa. Na nona volta, RANDY DE PUNIET caiu sozinho e teve a moto atingida por ALEIX ESPARGARO, que saiu voando da moto, e ÁLVARO BAUTISTA. O óleo esparramado pegou fogo e a corrida foi interrompida. DE PUNIET quebrou a perna e ESPARGARO precisou da ajuda da assistência médica.     

O goleiro BRUNO FERNANDES SOUZA acusa o amigo e seu “faz tudo” LUIZ HENRIQUE FERREIRA ROMÃO, o MACARRÃO, pela morte da amante ELIZA SAMÚDIO. Em gravação realizada pela Polícia Civil durante vôo que transferiu BRUNO do RIO DE JANEIRO para MINAS GERAIS, onde permanece preso, e divulgada hoje à noite pelo “FANTÁSTICO”,da Rede Globo, BRUNO é frio e não demonstra qualquer remorso ou sentimento de arrependimento ao falar sobre o caso, culpando o amigo pelo desaparecimento de ELIZA. A investigação crê que BRUNO, MACARRÃO e o ex-policial civil MARCOS APARECIDO DOS SANTOS, o BOLA, seqüestraram, torturaram e mataram ELIZA em CONTAGEM (MG). 

O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, felicitou hoje a Assembléia Nacional por ter convocado o cardeal JORGE UROSA SAVINO para “apresentar provas” da declaração de que o líder bolivariano está atropelando a Constituição e levando o país pelo caminho do socialismo marxista.  HUGO CHÁVEZ não poupa esforços para aproximar a sua “revolução bolivariana” dos princípios socialistas. . Mas KARL MARX (1818-1883) via o herói venezuelano SIMÓN BOLÍVAR (1783-1830) – cujos restos mortais CHÁVEZ está exumando para comprovar sua autenticidade – como um traidor e covarde.

Um ataque suicida matou hoje 45 integrantes de uma milícia sunita treinada pelos EUA para combater a AL-QAEDA no IRAQUE. O atentado, o maior em dois meses, ocorreu a 25 quilômetros de BAGDÁ, na base militar de RADWANIYA, onde os chamados FILHOS DO IRAQUE faziam fila para receber salários atrasados, em meio a uma crise institucional.

2 011       :        -      SEGUNDA-FEIRA
No quinto dia pós-operatório não posso ainda viajar de ônibus. É algo temerário. Pensava ir até a Sociedade, mas não poderei fazer isso. Na minha biblioteca, com calma, procuro atualizar minhas memórias. Estou sem internet e isso dificulta minhas comunicações com os amigos virtuais.
Os bancos da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA estão com os sistemas fora do ar. Isso faz crer que o problema com a Internet abrange o bairro todo.
Ligo para o MMDC. MARINEI coloca-me a par dos principais acontecimentos. Um deles diz respeito aos diplomas que estão sendo confeccionados para as solenidades marcadas para o final de julho. WALTER TAVERNA mantém um contato telefônico comigo. Esteve reunido no quartel do CPA/M-1 com o CAPITÃO PM ANÍSIO, secretário do MMDC. Conversou também com o Comandante e os acertos para o evento de 31 de julho, na BELA VISTA, estão sendo feitos.     
Não consigo contato com o GINO STRUFFALDI. O telefone de sua casa não está atendendo. ALFREDO PIRES e JOSÉ FARIA ligam para minha residência para saber minha situação de saúde.

2º ENCONTRO DO GRUPO BARRO BRANCO
CARÍSSIMOS AMIGOS DO GBB
Parabéns a todos que participaram do 2º Encontro do GBB.
Convalescendo de uma recente operação não pude estar na companhia de vocês.
Acredito piamente no sucesso do GBB porque a "UNIÃO FAZ A FORÇA".
Como estou com tempo suficiente para curtir o sucesso de vocês no 2º Encontro vou lançar em minhas memórias as palavras de alguns dos participantes que, em suma, refletem o brilho dessa realização. Embora não estivesse presente, cala fundo o carinho demonstrado pelo Presidente da AOPM em proporcionar essa aproximação do GBB, uma voz da própria Corporação.
Também copiei as fotos.

Amigos / Irmãos do GBB, da AOPM, da "Fortaleza", presentes e ausentes,
A repercussão do nosso segundo encontro não poderia ser mais interessante. Quero agradecer a todos os que estão fazendo justiça aos nossos lideres (Ciapina, Luiz Carlos, Fleury, Camilo) que nos permitiram um ambiente acolhedor, de astral elevado, no qual pudemos sentir a importância de estarmos unidos ao redor de idéias essenciais à cidadania e à nossa comunidade.
De modo muito especial, quero agradecer ao Josias, ao Almeida e ao Claret, pelas referências tão carinhosas aos colegas de "Fortaleza" (mais antiga presente com uma representação que chamou a atenção pela consistência de  mais de trinta por cento do seu diminuto efetivo de origem!).
Agora, o ponto alto destas três notas é a última frase do Claret, que faço questão de colocar num quadro, pois há seis anos venho testemunhando presencialmente a luta da atual administração, liderada por esta "máquina de trabalhar" que é o Luiz Carlos, e quando um oficial faz uma tal declaração equivale a uma verdadeira consagração dessa luta:
"estarei participando e qdo for possivel levar a esposa ela estará lá comigo..ficou feliz e surpresa pelas instalações do clube..brevemente volto a engrossar o quadro de associados".
Formamos um grande time!
Corrêa de Carvalho
Interior AOPM

Grande abrc a tds os participantes..pude reencontrar antigos oficiais, meus instrutores de cpzinho (barros) e rever amigos do gbb, alguns q eu n conhecia pessoalmente.ciapina, parabens pela organização do encontro 2 e agradecimento especial ao cacau pela elegancia e consideração demonstrada com suas atitudes de liberar nossa presença no clube e participar com alegria do evento..desnecessario dizer da ética do nosso coronel camilo, sempre solícito..poderoso e humilde...correa, vc esteve ótimo como mestre de cerimonias intervindo sempre na hora certa a exemplo do momento de oração..parabens..vamos tentar outros encontros..estarei participando e qdo for possivel levar a esposa ela estará lá comigo..ficou feliz e surpresa pelas instalações do clube..brevemente volto a engrossar o quadro de associados..é isso..
Em 17 de julho de 2011 22:03, escreveu:
Faço também minhas as palavras do Almeida, não tenho adjetivos para destacar o evento pelo lado do nosso Moderador Ciapina e bem como da Presidência da AOPM, Cel Antonio Chiari, etc.
Vale também destacar o brilho da participação do Cel Correa de Carvalho e da sua Turma Fortaleza que se fez representar em 100% dos seus componentes, para mim acredito ter sido um grande aprendizado.
Um abraço e parabens a todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Atenciosamente,
JOSIAS SAMPAIO LOPES
cel.josias@hotmail.com

Caro Moderador do GBB - Cel Ciapina
através do presente quero cumprimentá-lo pelo sucesso do 2° Encontro GBB- realizado nesta data na sede da AOPM. A beleza do local, a receptividade do seu Presidente e auxiliares, a estrutura encontrada, a participação dos presentes (oficiais e familiares) e o calor humano ali emanado, fizeram com que, mais uma vez nos orgulhÁssemos de pertencer à essa querida Instituição. Aproveito para encaminhar as fotos que registram o nível e a importância do evento. Um grande abraço e mais uma vez parabéns. Almeida

MAJOR PM WALDEMAR manda este e-mail para o CORRÊA DE CARVALHO, dando notícia sobre a operação sofrida por dona SUELY:
Comandante Corrêa de Carvalho boa noite.
Eu estava relacionando todos os que me nos enviaram uma palavra amiga, dando nos força e animo para a dura batalha, e faria meu agradecimento e o contato, sem usar o nosso site, pois muitos já passaram por traumas familiares bem mais profundos e sofreram em  silêncio.
Minha mulher e eu, tínhamos programados junto com o Coronel Almeida e esposa, comparecermos no segundo encontro. Levei ao nosso Moderador a impossibilidade da presença e justifiquei pelo motivo de saúde da Suely. quando então nossos irmãos entraram no site com suas mensagens e eu as encaminhei para minha mulher e resultou em coragem e fé.
A cirurgia iniciou-se as 7:00 horas e terminou as 16:00 horas. Foi bem e agora minha esposa está na UTI, para a recuperação. O material extraído foi encaminhado para  biópsia.
Como o senhor disse, foi um dia duro e a batalha continua.
Sabem os senhores que trabalhei 26 anos após a reserva. Minha mulher aposentou se em 1.994 e continua trabalhando até hoje, e a vida nos prega essas desagradáveis surpresas.
Aceitem um conselho e levem a sério um velho ditado “rico é o que menos necessita” ou um do Dali Lama “Vamos viver o hoje, pois o passado não volta e o futuro talvez não chegue.” De todos os dias de sua vida, há apenas dois nos quais você nada poderá fazer...o ONTEM e o AMANHÃ "
Então é isto,parabéns pelo encontro. Vi as fotos e reconheci velhos amigos.
Paz e Luz para todos nós. Fiquem na paz do Senhor.

A derrota do INTERNACIONAL para o SÃO PAULO por 3 a 0, em pleno BEIRA-RIO, pelo Campeonato Brasileiro, custou o cargo do técnico PAULO ROBERTO FALCÃO. No comando do time gaúcho, o treinador viveu altos e baixos. Logo em sua estréia, foi eliminado pelo PEÑAROL, em casa, nas oitavas de final da TAÇA LIBERTADORES. Na seqüência, ganhou um pouco de fôlego ao conquistar o Campeonato Gaúcho diante do maior rival, o GRÊMIO. No entanto, a campanha recheada de tropeços no BRASILEIRÃO decretou a queda. Foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas em 11 jogos, campanha que coloca o COLORADO na modesta oitava posição. Três derrotas seguidas foram a gota d´água. “Os resultados não estavam vindo e o desempenho não estava satisfatório”, justificou o presidente do INTER, GIOVANNI LUIGI. FALCÃO se emocionou na despedida e chorou na entrevista que concedeu hoje, em PORTO ALEGRE.

Morreu hoje, de madrugada, aos 84 anos, de insuficiência renal, o compositor OSVALDO LACERDA. Um dos principais nomes do nacionalismo musical brasileiro, ele será enterrado amanhã, às 9 horas, no Cemitério da CONSOLAÇÃO. LACERDA nasceu em SÃO PAULO em 1927. Começou na música pelo piano, aos 5 anos. A partir de 1952, foi estudar composição com CAMARGO GUARNIERI, um dos defensores do que o escritor MÁRIO DE ANDRADE chamava de “música de caráter essencialmente nacional”. O contato com GUARNIERI determinou sua carreira. Herdou dele a preocupação com a produção nacional; em 1961, foi um dos fundadores da Sociedade Pró-Música Brasileira. Um ano depois, seria o primeiro brasileiro a usufruir bolsa da Fundação GUGGENHEIM, indo estudar nos EUA com AARON COPLAN. O retorno foi marcado pela participação em um embate estético que pautaria boa parte da criação musical no País na segunda metade do século 20. Ao lado de GUARNIERI, defendeu a produção musical que considerasse o espírito brasileiro em detrimento de “falsas teorias progressistas da música”, associadas ao austríaco radicado no BRASIL H. J. KOELLREUTTER. “Participei de debates, briguei, enquanto GUARNIERI me dizia que o que eu deveria fazer era ir para casa compor. Foi o que fiz. Brigávamos, mas os dois lados estavam na mesma situação, sem ver suas obras executadas”, lembrou ele em conversa com o ESTADO em 2002. LACERDA sempre defendeu uma música que, não importa a roupagem estilística ou harmônica, possua características próprias da música brasileira. Isso levava à formação de uma arcabouço teórico segundo o qual, dizia, a música não era uma linguagem universal. “A linguagem é sempre nacional, podendo ser compreendida universalmente. Essa percepção faz toda a diferença.” Em 1982, casou-se com sua antiga aluna, a pianista EUDÓXIA DE BARROS.  

Estar sempre o mais alto possível, superando os obstáculos naturais das montanhas e cânions de BROTAS, a 261 km da capital, era como viver no paraíso para o atleta radical ANTÔNIO CARLOS SABINO, mais conhecido como TICO. No alto das encostas, onde a maioria das pessoas sentia vertigem e medo, ele parecia estar em casa aproveitando cada momento. Nascido na cidade, em fevereiro de 1974, o jovem foi um dos instrutores pioneiros de esportes de aventura. Ao longo dos anos, foi aprendendo e aprimorando técnicas de escaladas, montanhismo e arvorismo. TICO também era um ótimo guia e conhecia como ninguém as trilhas de BROTAS. “Ele tinha uma capacidade incrível de passar segurança para as pessoas. A primeira vez que eu cruzei um cânion, ele foi o meu instrutor. Estava quase desistindo e ele ficou me dando força, dizendo que eu iria conseguir. Ele tinha uma convicção tão grande e tanta energia boa que me fez superar o medo”, diz a amiga MARTA JÚNIA. A habilidade em escalar montanhas levou TICO para a FRANÇA. Lá, ele aprimorou a sua técnica e conheceu atletas do mundo inteiro. Em BROTAS, ele foi parceiro do escalador francês JEAN CLAUDE RAZEL. Juntos, eles descobriram os principais locais para a prática de escalada da região. TICO adorava dançar, era mestre de capoeira e ensinava o esporte para as crianças. Todos os anos participava ativamente do Carnaval da escola de samba OS PIRATAS. Ele morreu após cair de uma altura de sete metros enquanto montava um estande numa feira de exposição.   

Em abril de 1974, quando o economista ROBERTO FERREIRA DO AMARAL assumiu a então Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Paulo, seu currículo já contava cinco laudas. Formado pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador das antigas Administrações Regionais, tinha feito quatro pós-graduações, uma extensão e 13 pesquisas. Dali em diante, ainda acrescentaria várias páginas ao currículo: foi diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), antecessor do atual IBAMA, e presidente da antiga Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), entre outros cargos. Como hobby, criava aves silvestres – araras e papagaios eram seus preferidos. Faleceu hoje, aos 66 anos.

Seqüestrado no ITAIM PAULISTA, zona leste de SÃO PAULO, um jovem de 17 anos morreu de overdose de calmantes que os bandidos o obrigaram a ingerir no cativeiro. Um garçom de 23 anos conhecia a vítima está preso acusado do crime e outros dois suspeitos estão foragidos. O estudante KENNEDY SANTOS DE JESUS foi abordado por três homens em 31 de maio, por volta das 5:30 horas, pouco depois de deixar a mãe em uma estação de trem do bairro. Ameaçado por uma arma, foi levado para um cativeiro, também no ITAIM PAULISTA. Por telefone, o bando exigia um resgate de duzentos mil reais. O delegado ÉDSON JORGE AIDAR, da Divisão Antissequestro (DAS) disse que os criminosos o fizeram tomar uma série de medicamentos para dormir. “O rapaz morreu de overdose dois dias depois”. Com a morte de KENNEDY, as ligações pedindo resgate à família cessaram. O corpo do jovem foi deixado em um terreno baldio e encontrado no mesmo dia. Sem identificação, foi enterrado como desconhecido no Cemitério da VILA FORMOSA. Posteriormente, as investigações levaram a polícia a identificar o garçom EZAQUIEL DE OLIVEIRA SILVA, de 23 anos, e outros dois homens. SILVA foi preso na quinta-feira, dia 16 de julho, no JARDIM DAS OLIVEIRAS, na mesma região. Ele era vizinho da vítima e, segundo o delegado, conhecia KENNEDY. O bandido imaginava que a família do jovem tinha alto poder aquisitivo. EZAQUIEL também é acusado de ter seqüestrado uma mulher no mesmo dia em que KENNEDY foi rendido. Dois dias depois, após o pagamento do resgate, ela foi libertada. O criminoso foi reconhecido e confessou o crime.

Faleceu o CORONEL LUIZ CARLOS DE AVELLAR COUTINHO. Nascido no Rio de Janeiro em 15 de abril de 1934, Coutinho faleceu aos 77 anos, repentinamente, na capital paulista. Será sepultado a 20 de julho no cemitério São Francisco, no Caju. Passou a sua adolescência em Itajubá/MG, tendo cursado a EPPA, Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre (1950/1952), onde granjeou amigos que por ele foram lembrados por mais de 60 anos, por ocasião de seus aniversários. Em 1964, na AMAN , participou da
Contra-Revolução de 31 de março, sob o comando do General Médici, com quem novamente serviu como Ajudante de Ordens, no SNI e no III Exército. Integrou, no Palácio do Planalto, a segurança pessoal dos presidentes Castello Branco, Médici e João Figueiredo, de quem seria seu Secretário particular. Na reserva, fixou residência em São Paulo, onde era diretor da TN Consultoria.

O jornalista SEAN HOARE, que denunciou o esquema de grampos do jornal NEWS OF THE WORLD, foi encontrado morto. O corpo do repórter foi encontrado no mesmo dia em que o escândalo das escutas telefônicas ilegais fez a segunda vítima do alto escalão da polícia britânica. JOHN YATES, vice-chefe da SCOTLAND YARD, demitiu-se um dia após a saída no número 1 da polícia, PAUL STEPHENSON. HOARE foi o primeiro jornalista do tablóide a confirmar que o ex-diretor da publicação, ANDY COULSON, sabia das escutas ilegais. COULSON chegou a trabalhar como assessor de comunicação do premiê DAVID CAMERON e, com o início do escândalo, apresentou sua demissão do ano.
A polícia não trata a morte como suspeita. HOARE foi afastado do tablóide por problemas com álcool e drogas, e a policia trabalha com a hipótese de overdose. Um telefonema anônimo avisou os serviços de emergência sobre “a preocupação com o bem estar de um homem.”
O escândalo das escutas telefônicas fez o premiê britânico, DAVID CAMERON, encurtar em mais sete horas sua visita à ÁFRICA. Ele retornará no mesmo dia em que o magnata RUPERT MURDOCH deve depor no Parlamento. O premiê é criticado por ter contratado ANDY COULSON, ex-editor do tablóide, como seu secretário de imprensa. COULSON demitiu-se em fevereiro. A visita à NIGÉRIA e à ÁFRICA DO SUL já tinha sido reduzida em dois dias. Mas, em meio aos novos desdobramentos do caso, CAMERON convocou uma sessão extraordinária do Parlamento para o dia 20.

A empresa japonesa TOKYO ELECTRIC está cobrindo buracos no teto de um prédio danificado na usica nuclear de FUKUSHIMA – atingida pelo terremoto seguido de tsunami dia 11 de março – para protegê-la da aproximação do tufão MA-ON. O prédio das turbinas do terceiro reator apresentava buracos no teto, por causa de uma explosão de hidrogênio que ocorreu após a catástrofe. Com a aproximação do tufão, a quantidade de água radioativa no edifício poderá aumentar por causa das chuvas. Placas de metal foram instaladas nos buracos na cobertura.

O ex-presidente sul-africano NELSON MANDELA completou 93 anos hoje cercado de amigos e parentes em seu vilarejo natal, QUNU. Cerca de 12 milhões de crianças cantaram uma versão especial do PARABÉNS ao líder que derrubou o apartheid. Personalidades de todo o planeta juntaram-se ao coro. “Aproveitei a oportunidade para agradecer a ele por tudo o que já fez por seus compatriotas e todos nós”, afirmou o secretário-geral da ONU, BAN KI-MOON. “Ele não quis ouvir meus elogios. Insistiu que todas suas conquistas foram realizadas não por ele, mas por incontáveis outras pessoas – muitas que ele nunca chegou a conhecer”.

Com o AFEGANISTÃO sob fortes ataques do TALEBAN nos últimos dois dias, o GENERAL DAVID PETRAEUS deixou hoje o comando das forças da OTAN no país. Condecorado pelo presidente afegão, HAMID KARZAI, PETRAEUS discursou para a tropa e entregou o comando dos 140 mil soldados ao GENERAL JOHN ALLEN, dos marines. Com 37 anos de serviço militar, PETRAEUS aposentará a farda e passará a comandar a CIA, principal agência de espionagem civil dos EUA. O presidente americano, BARACK OBAMA, decidiu que PETRAEUS será o sucessor de LEON PANETTA, que assumiu a chefia do Departamento de Defesa.  


2 012     :      -      QUARTA-FEIRA
Conforme combinei ontem com o SARGENTO GEORGE TRAJANO, vou cedo para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e aguardo a chegada dele. Isso acontece por volta das 8:30 horas. Vamos para o 2º Batalhão de Polícia do Exército, no JARDIM PIRATININGA, OSASCO, Rua RAUL LESSA, 52. Sou recebido pelo MAJOR SOBRINHO, nosso velho conhecido. Ele me conduz até o gabinete do Comandante, TENENTE-CORONEL AUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA. Vamos comemorar os 80 Anos da Revolução Constitucionalista com a entrega das medalhas CONSTITUCIONALISTA, MMDC e GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO. Oficiais e praças dessa Unidade recebem nossa medalhas, num total de dez pessoas: TENENTE-CORONEL ÁUREO RIBEIRO VIEIRA DA SILVA – TENENTE-CORONEL DARIO DE ARAÚJO MESQUITA – CAPITÃO TIAGO DORNELLES SCREMIN – CAPITÃO SANDRO CESAR DE ALMEIDA COELHO – TENENTE CAIO PIRUTTI FRAISOLA – 1º SARGENTO ALEXANDRE ALMEIDA NASCIMENTO – 2º SARGENTO SERGIO RICARDO LEAL – 1º SARGENTO MARCON ANTONIO DE SOUZA AMORIM – CABO MARCELO YUKIO INOQUE – CABO BRUNO CÉSAR FERREIRA SILVA. O TENENTE-CORONEL VIEIRA DA SILVA fala sobre a Revolução Constitucionalista e eu teço comentários sobre o significado das comendas. Passamos horas muito agradáveis no 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO. Retornamos para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, sendo que o SARGENTO GEORGE acompanha-me nessa viagem.
MARINEI cuida das finanças da Sociedade. Continua a inadimplência de vários associados. Precisamos acertar isso a fim de que deixemos de trabalhar no sufoco.
A Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo está solicitando a minha presença para acertar detalhes quanto ao evento de sábado, dia 21. Ela já aprontou o salão onde será realizada a cerimônia em parceria com o MMDC. Um enorme quadro alusivo ao Movimento Constitucionalista, que foi inaugurado em 2002, quando comemoramos os 70 Anos da Revolução Constitucionalista, ilustra a parede de fundo onde será composta a mesa de trabalhos da sessão solene de sábado. Ainda retorno ao MMDC. Recebo uma mensagem de VIVALDO JORGE DE ARAÚJO, mandando-me um artigo publicado no jornal DIÁRIO DA MANHÃ de GOIÂNIA, no dia 16 de julho. VIVALDO é ex-professor de História e Língua Portuguesa do LYCEU DE GOIÂNIA, escritor e agente aposentado do Ministério Público goiano.   

Nucleo do MMDC em SPedro e outras providencias
EGYDIO JOAO TISIANI e.jtisiani@ig.com.br
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Data: 18 de julho de 2012 16:56
Assunto: Re: Nucleo do MMDC em SPedro e outras providencias
Para: "jf.aguiar"
Cc: "Prof.JBiajone"
Deixa comigo JOÃO FRANCISCO que estarei providenciando tudo o que me pede em prol da empreitada Constitucionalista e, agora, se me permite, gostaria de colocá-lo em contato com o grande batalhador e idealizador dos NCs interioranos Prof. BIAJONE que, mesmo estando em missão em Londres, dar-lhe-á a devida atenção para que crie (ou juntos criemos) seu Núcleo MMDC em SÃO PEDRO firmado com o aval do nosso ínclito presidente da Sociedade Sr. Cel VENTURA.
Tenho a absoluta certeza que você, amigo João Francisco, e o Prof. de Matemática da FATEC BIAJONE se darão muito bem não só pela inteligência que lhes são peculiares mas também pelas idéias práticas e inovadoras que ambos têm na elaboração e organização em prol dos ideais na melhoria dos fatores pesquisas, divulgações e solenidades inerentes à nossa Epopéia de 32.
O e-mail do nosso amicíssimo Prof. BIAJONE é:  "Prof.JBiajone"
Contate-o, se apresentando como o nosso irmão em armas e dirima todas suas dúvidas sobre a criação do seu Núcleo em colaboração com aquelas respeitosas senhoras de que me falou à nossa emérita causa e "bola pra frente" que doravante com esta dupla Profs. JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR e JEFFERSON BIAJONE só teremos a ganhar na orientação e conquista de todo nosso interiorzão para a expansão e estabelecimento do profícuo Movimento Constitucionalista.
Abraços e sempre no contato.
Egydio
Em 18 de julho de 2012 16:22, jf.aguiar escreveu:
CARO EGYDIO
Sucesso na sua luta para preservação dos valores de 1932. Nós estamos juntos nessa nobre empreitada
Aproveito para dizer-lhe que nos meus esforços em SPedro pela causa da memória, historia e valores de  1932  ( mudança do ícone para uma praça ampla facilitando futuras cerimonias e o nucleo do MMDC) tenho recebido inestimável apoio de duas senhoras lutadoras, ambas com parentesco proximo dos correligionarios de 32. Caso seja possível gostaria de indica-las para uma homenagem na proxima cerimÃ?nia comemorativa de 1932. Ambas tem dado apoio decisivo tanto na mudança do icone dos revolucionários de 1932 de que lhe falei antes como na eventual criação de um núcleo do MMDC em SPedro.
Elas são copiadas nessa mensagem e seus nomes vão a seguir:
1. Maria do Carmo Mendez de andrade e souza ( carmitamendez@uol.com.br), profa e advogada
2. Maria Aparecida F racassi Barros (mafrabarros@hotmail.com), profa e atuamente membro da direção da secretaria da cultura da Prefeitura Municipal de SPedro
3. Museu de São Pedro ( está preparando uma sala especial para a REvoução de 1932). Alguem de lá tb merece alguma homenagem, a ser indicada futuramente.
Em tempo, poderia me dizer quais são os passos para a criação de um nucleo do MMDC em São Pedro nos moldes dos que estãos endo criados em Jaguariuna, etc ?
Voce tb pode nos ajudar com o blog  a semelhança dos demais locais abaixo ? Ex Itapetininga, Areias, Jaguiariuna,etc
Em futura comunicação acerca do Nucleo do MMDC em SPedro por favor copie as senhoras Maria do Carmo e Maria Aparecida.
Grato e grande abs
João Francisco de Aguiar, prof.
11 - 95456261
ps. em tempo informo que a minha ami ga Maria Helena de Toledo reside em Jaguariúna embora nascida em SPedro, vamos buscar trazê-la ao nosso time.
Em 18/07/2012 16:00, EGYDIO JOAO TISIANI < e.jtisiani@ig.com.br > escreveu:
De: Prof.JBiajone
Data: 18 de julho de 2012 15:36
Assunto: NOVISSIMOS NCs de ARAÇATUBA, JAGUARIUNA, ITARARÉ e AREIAS
Para: charlie_rovs@hotmail.com, celmario@gmail.com, e.jtisiani@ig.com.br
Cc: nerivani@ig.com.br, malusim53@yahoo.com.br, dbb_93@hotmail.com, guilherme.slash@hotmail.com, jrdias@weydias.com.br, Neusa Menezes , ten_evandro@yahoo.com.br
Seja bem vindo 1º TEN PM RAVINA ou se preferir amigo CARLOS EDUARDO!
http://mmdc.itapetininga.com.br/ravina.htm
e feliz missao conosco! queremos ainda muito ouvir de seus trabalhos de pesquisa junto ao NC TENENTE DARIO GUARITA cuja primeira postagem poderia ser justamente a historia de vida desse brioso militar
Agora vosso NC faz parte de nosso grupo que a cada dia mais cresce em efetivo por todo o nosso valoroso interior do Estado de SÃO PAULO, eis os banners dos 12 NCs ja disponibilizados:
http://mmdc.itapetininga.com.br/contatos.htm
Irmão EGYDIO! eis que recebemos mais um irmão de lutas em nossa familia. Esta em vossas mãos a criação do blog do NC deste nosso mais novo camarada, o que sugiro que tenha como endereço
http://mmdcata.blogspot.com.br/
Aproveitemos a ocasião e ja deixemos pronto os seguintes endereços tambem
http://mmdcareias.blogspot.com.br/
http://mmdcjaguariuna.blogspot.com.br/
Grato de coração e Enorme abraço
prof. BIAJONE
Julho 18, 2012
EGYDIO JOÃO TISIANI
Núcleo de Correspondência de PIRACICABA
SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC

No dia 17 de novembro de 2010, MANO MENEZES, técnico da seleção brasileira que enfrentava a ARGENTINA em um amistoso no CATAR, resolveu dar uma chance para DOUGLAS, meia que estava no GRÊMIO e com quem havia conquistado três títulos no CORINTHIANS. Aos 46 minutos do segundo tempo, o jogador perdeu bola fácil no meio do campo e ofereceu um contra-ataque concluído por LIONEL MESSI, que decretou a vitória argentina por 1 a 0. Hoje, na vitória sobre o FLAMENGO, o CORINTHIANS assistiu a, quem sabe, um recomeço na carreira de DOUGLAS. O meia, que foi um reserva pouco utilizado na LIBERTADORES, aproveitou bem a primeira chance que teve como titular depois da venda de ALEX. Marcou dois gols, participou do terceiro, armou boas jogadas e mostrou uma disposição que há muito tempo não se via. O CORINTHIANS derrotou o FLAMENGO por 3 a 0. Outros resultados desta noite: SÃO PAULO 0 x VASCO 1; SANTOS 0 x BOTAFOGO 0; ATLÉTICO MINEIRO 3 x INTERNACIONAL 1; GRÊMIO 3 x SPORT 1; NÁUTICO 3 x PONTE PRETA 0.

THOMAZ BELLUCCI garantiu vaga nas quartas de final do TORNEIO DE GSTAAD, hoje, ao vencer o russo MIKHAIL YOUZHNY por 2 sets a 1, de virada. O brasileiro enfrentará agora o espanhol FELICIANO LOPEZ.

O montador industrial SERGIO MARCONDES DOS SANTOS, de 50 anos, invadiu hoje à tarde o Fórum de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAIBA, interior paulista, e atirou na ex-mulher e no advogado dela, que morreu. Depois, enfrentou a policia e acabou morto. SANTOS participaria, segundo a polícia, de uma audiência da LEI MARIA DA PENHA – que protege vítimas de violência doméstica – no fórum da região central da cidade, a 94 km da capital. O local tem detector de metais, mas ele está desligado desde a instalação. SANTOS atingiu a mulher, MARIA APARECIDA DE SIQUEIRA, e o advogado JOSÉ APARECIDO FERRAZ BARBOSA quando os dois aguardavam o começo da audiência no saguão. Na fuga, foi surpreendido por policiais que faziam a escolta de presos. Um policial chegou a ser atingido por SANTOS e, ao revidar, acabou matando o atirador. A bala parou no colete de proteção do agente O advogado chegou a ser levado para o pronto-socorro da VILA INDUSTRIAL, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu. Ele deixa mulher e filha. O policial e a ex-mulher de SANTOS também foram encaminhados para o hospital e estão em observação, sem risco de vida. O agressor já havia sido condenado em 2011 por violência doméstica e estava proibido de se aproximar de MARIA APARECIDA.

Seis policiais militares, entre eles um tenente, são acusados de espancar e furtar um taxista de 29 anos na madrugada de domingo (dia 15), no centro de SÃO PAULO. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial (BRÁS). A vítima, que diz ter levado chutes na cabeça, procurou a Corregedoria da corporação, que vai investigar o caso. Os PMs trabalham no 7º Batalhão, na Avenida ANGÉLICA. De acordo com o depoimento do taxista na delegacia, a confusão começou às 4 horas, quando ele passou por uma viatura que estava parada na Rua ALFREDO MAIA, região da LUZ. Ele levava uma enfermeira com urgência até a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, em SANTA CECÍLIA, e por isso estaria em alta velocidade. O motorista diz que  foi parado pela equipe e justificou que estava a caminho do hospital, sendo liberado em seguida. Só que na saída do hospital, segundo ele, os mesmos policiais o esperavam do lado de fora. O táxi que ele dirigia foi então seguido pelas viaturas até um posto de gasolina na Avenida AMARAL GURGEL, próximo da Rua MAJOR SERTÓRIO. Ali, ele conta que foi parado novamente, teve o carro vasculhado pelos PMs e levou “injustamente” três multas: uma por problemas no extintor, outra por direção perigosa e uma terceira por avançar sinal vermelho. Inconformado com as autuações aplicadas pelos policiais, o taxista conseguiu fugir e acabou indo até a sede da Corregedoria, que fica no centro. A vítima diz que, depois de alguns instantes, a equipe acusada por ele apareceu para buscá-lo após a determinação de um tenente. De lá, eles seguiram para a delegacia. Mas no caminho, na Avenida RIO BRANCO, o taxista conta em depoimento que foi parado de novo e começou a ser agredido. No boletim, a vítima diz ter até perdido os sentidos com as pancadas. Após retornar ao veículo, o taxista diz ter notado que o PDA, aparelho usado pela categoria, tinha desaparecido.

Cerca de 20 policiais militares dos três batalhões de GUARULHOS (15º, 31º e 44º BPMs) que estavam de serviço na noite de quinta-feira da semana passada (dia 12) compareceram à Corregedoria da PM para prestar esclarecimentos sobre o que fizeram naquela noite. As investigações da Corregedoria buscam informações sobre o sumiço dos jovens CAIQUE EDUARDO SANTANA LIMA, de 18 anos, e de MATIAS MATEUS DOS SANTOS VIEIRA NASCIMENTO, de 19. Segundo depoimentos de parentes e amigos dos jovens, eles desapareceram às 22 horas do dia 12. Antes de desaparecerem foram abordados por policiais da Força Tática. Testemunhas não passaram a placa nem o prefixo da viatura. Os pais de CAIQUE e de EDUARDO já prestaram depoimento, mas não tinham informações sobre os PMs. Na terça-feira, cerca de 30 pessoas, entre vizinhos, colegas e parentes, protestaram na Avenida JOÃO PAULO I, entre as 12 horas e as 17 horas cobrando explicações da PM sobre o caso. “Eles estão desaparecidos há uma semana e ninguém sabe o que aconteceu”, afirma uma prima de MATIAS. Segundo uma vizinha, a testemunha que viu a viatura abordando os jovens não quer prestar depoimento por medo. Alguns moradores diziam que a viatura não tinha placa.      

Ainda menina, na década de 1940, a paulistana VERA LELOT ia sozinha ao cinema, no RIO DE JANEIRO, onde morou na infância. Mas não eram as histórias contadas nas imagens da telona que a atraiam. Ela gostava mesmo era de ficar ouvindo as trilhas sonoras. A paixão da filha pela música inspirou a mãe a dar a VERA um violão, quando ela tinha 16 anos. Numa época em que não era comum uma mulher tocar o instrumento, a então adolescente surpreendeu a família e os amigos aprendendo sozinha as primeiras notas. E logo começou a compor melodias. Nascia aí VERA BRASIL, nome artístico dado pelo pai, o músico SILVAN CASTELO NETO, com quem a jovem instrumentista compôs o primeiro trabalho, o samba “TRÊS PALAVRAS”, em 1954. Ela fez ainda grandes músicas na época da bossa nova, a maioria triste e reflexiva Entre as composições destaque para “O MENINO DESCE O MORRO”, inspirada em um filme e gravada por intérpretes como MÍRIAM RIBEIRO e GERALDO CUNHA; e “INAÊ”, uma parceria com MARICENNE COSTA que conquistou o segundo lugar no Festival Nacional de Música Popular (TV EXCELSIOR/SP), em 1966, na voz de NILSON. A violonista não queria cantar. Tinha pavor de público. Mas foi incentivada pela família a também gravar suas criações e deixou a vergonha de lado. O primeiro disco da artista foi “TEMA DO BONECO DE PALHA”, lançado pela gravadora FARROUPILHA, em 1964. A canção que dava nome ao LP foi composta em parceria com o pai. A partir daí, VERA começou a ser chamada para programas de televisão se shows, inclusive no exterior. Em 1967, viajou em turnê para PORTUGAL. Nos palcos, foi diretora musical do espetáculo “MÚSICA NOSSA”, apresentado no TEATRO DE ARENA de SÃO PAULO, em 1968. Afastada da música, VERA BRASIL vivia nos últimos anos em ARAÇOIABA DA SERRA, no interior paulista, e sofri de MAL DE ALZHEIMER. Ela morreu nesta quarta-feira, aos 80 anos. “Fica a lembrança de sua cultura musical e intelectual imensa, da multiplicidade do seu talento nas várias atividades que empreendeu, da sua importância na bossa nova e a saudade de sua presença companheira e solidária na defesa dos direitos dos músicos e compositores”, disse o irmão, BERTO FILHO, apresentador de TV, em nota à imprensa. O corpo da cantora será sepultado no cemitério de ARAÇOIABA DA SERRA. VERA BRASIL nasceu em maio de 1932.     

Uma reunião em DAMASCO da cúpula das forças de segurança do regime de BASHAR AL-ASSAD foi alvo de um atentado a bomba hoje, matando pelo menos quatro autoridades do primeiro escalão da ditadura síria. Entre as vítimas, estão um cunhado de ASSAD, ASSEF SHAWKAT, e o ministro da Defesa, DAWOUD RAJH, ambos generais. O Exército Sírio Livre (ESL), organização insurgente que reúne grupos de oposição, assumiu a autoria do ataque. O duro golpe contra o topo do regime ocorreu no quarto dia de uma violenta – e inédita – ofensiva insurgente na capital síria, o reduto da ditadura. Até hoje, nenhum integrante da cúpula do regime ou do clã ASSAD havia sido assassinado, em 16 meses de distúrbios e repressão na SÍRIA. A TV estatal que vinha “camuflando” informações sobre os ataques, confirmou o atentado. Não está claro onde ASSAD estava no momento da explosão e o ditador não se pronunciou hoje. A explosão ocorreu no prédio da Segurança Nacional, local fortemente protegido. O complexo fica a menos de 500 metros da embaixada dos ESTADOS UNIDOS, fechada desde que WASHINGTON retirou seu corpo diplomático da capital, em outubro. Inicialmente, a TV síria afirmou que o atentado havia sido executado por um homem-bomba, mas depois mudou de versão. O líder das forças rebeldes, CORONEL RIAD AL-ASAAD, reivindicou a autoria do ataque e negou que ele tivesse sido cometido por militantes suicidas. Da TURQUIA, RIAD disse que insurgentes colocaram a bomba na sala e conseguiu escapar. O ministro do Interior, GENERAL MOHAMMED SHAAR, e o chefe do Departamento de Segurança Nacional, GENERAL HISHAM IKHTIAR, feriram-se no atentado. Embora ASSAD tenha permanecido em silêncio, o nome do novo ministro da Defesa, GENERAL FAHD JASSEM AL-FREIJ, ex-chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

Um ônibus com turistas israelenses explodiu hoje. Pelo menos 7 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, segundo o Ministério de Relações Exteriores da BULGÁRIA. A explosão ocorreu na cidade de BURGAS, no MAR NEGRO, cerca de 400 km da capital, SÓFIA. Nas imagens da TV isralense e búlgara iam-se rolos de fumaça sobre o estacionamento do aeroporto da cidade, onde os turistas israelenses haviam acabado de chegar. O incêndio provocado pela explosão – causada aparentemente por uma bomba colocada no porta-malas do ônibus – atingiu outros ônibus e carros. A BULGÁRIA, país do LESTE EUROPEU que faz fronteira com a GRÉCIA e a TURQUIA, é destino freqüente de turistas israelenses. O premiê israelense, BENYAMIN NETANYAHU, disse que a explosão na BULGÁRIA contra um ônibus com turistas israelenses é responsabilidade do IRÃ. Ao culpar o regime de TEERÃ, NETANYAHU afirmou, segundo o jornal israelense HAARETZ, que o país vai dar uma resposta contundente contra o que chamou de terrorismo do país persa. O ministro isralense da Defesa, EHUD BARAK, também voltou suas acusações para o IRÃ. Os EUA condenaram o ataque ocorrido na BULGÁRIA. O porta-voz da Casa Branca, JAY CARNEY, disse que WASHINGTON condena esse tipo de ataques contra pessoas inocentes, sobretudo crianças, nos termos mais fortes.

Rebeldes afegãos organizaram hoje um ataque a rotas de abastecimento de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no norte do país. Ao menos 22 caminhões de combustível foram destruídos. Em uma ação separada, dois soldados foram mortos no leste do país. O TALEBAN reivindicou a autoria do ataque. Abastecer as tropas que combatem os insurgentes tem sido um dos principais problemas logísticos da OTAN no AFEGANISTÃO. Depois de um impasse diplomático com os EUA, o PAQUISTÃO reabriu no início do mês a fronteira para o envio de suprimentos militares ao país vizinho. O fluxo, no entanto, ainda não foi normalizado, o que fez a OTAN priorizar rotas pelo norte do país.        

Morre mãe do Herói Capitão Alberto Mendes Júnior - Falecimento da genitora do Herói da Polícia Militar, Capitão Alberto Mendes Júnior. Morre mãe do Herói Capitão Alberto Mendes Júnior
Com muito pesar comunicamos o falecimento, na data de hoje (18/07), da Senhora Angelina Plácido Mendes, genitora do Herói da Polícia Militar, Capitão Alberto Mendes Júnior. O velório está sendo realizado no Cemitério Jaraguá (Km 23,2 da Rodovia Anhanguera). O sepultamento ocorrerá às 17:30 horas de hoje, no mesmo local. (Centro de Comunicação Social da Polícia Militar)
2 013    :   -     QUINTA-FEIRA
Uma manhã de sol. A temperatura melhora. Consigo atualizar o dia 18 de julho revendo certos episódios que merecem uma atenção especial: em 1841 tivemos a sagração de DOM PEDRO II como imperador do BRASIL; em 1887 nascia o piloto EDUARDO PACHECO CHAVES – EDU CHAVES; nossa querida ‘MARIINHA” – MARIA CELESTINA TEIXEIRA MENDES – filha do engenheiro OCTAVIO TEIXEIRA MENDES, o inventor da matraca – nasceu em 1910; o líder africano NELSON MANDELA, que hoje completa 95 anos, nasceu em 1918; em 1918 eram executados os ROMANOV, na RÚSSIA; em 1967, um desastre aéreo em FORTALEZA mata o ex-presidente MARECHAL CASTELLO BRANCO; em 1969 também era roubado o famoso cofre do ADHEMAR DE BARROS, por guerrilheiros da VAR-PALMARES, organização criminosa a qual pertencia a nossa presidente DILMA ROUSSEFF; em 1971, PELÉ dava adeus à Seleção brasileira no jogo BRASIL 2 x IUGOSLÁVIA 2. Enfim, o 18 de julho é uma data marcante.
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR traz nesta manhã um número exagerado de pastéis. Vou exorbitar na guloseima e depois curto uma tremenda azia. A viagem para a cidade de São Paulo é precária por causa disso. MARINEI, na Sociedade, traz notícias alarmantes: um estafeta do 8º BPE foi levar os diplomas para registro dos diplomas das medalhas que serão entregues no dia 24 e não encontrou a responsável no Conselho de Honrarias e Mérito. Mais tarde, lá também comparece o SARGENTO PM CLAUDEMIR PORTILHO, do nosso Núcleo GUILHERME DE ALMEIDA. Também não encontra a pessoa que cuida dos registros dos diplomas, mas aguarda a sua chegada, já quase por volta do meio-dia. Acredito que o Professor ADILSON CÉZAR desconhece essa situação do Conselho ao qual ele é o presidente. Essa situação não pode continuar assim.
O comandante do Exército Constitucionalista vestiu a camisa do seu cargo no sentido literal da palavra: mandou fazer uma camisa que personifica o espírito do Movimento Constitucionalista, bem como cartões de visita personificado, com ele fardado de cáqui. Vai bem o comando do WILLIAM MASCARENHAS HORTH. Passa um bom tempo desta tarde conosco.
Recebemos a visita do senhor AULUS, filho do veterano AULUS PLAUTUS COELHO PEREIRA, que na revolução de 32 pertenceu ao famoso BATALHÃO 14 DE JULHO. AULUS PLAUTUS nasceu em 31 de abril de 1908 e veio a falecer em 31 de março de 1968. O filho quer homenagear seu pai levando as suas cinzas para o Monumento Mausoléu em 2014. Mostra recortes de jornais daquele que recebeu o diploma “HONORIS CAUSA” do Curso Superior de Guerra de acordo com o Decreto número 35.187, de 11 de março de 1954. AULUS PLAUTIS estava como aluno do Curso quando adoeceu (espasmo cerebral). Foi amigo do Marechal CASTELLO BRANCO. Durante um bom tempo ficamos conversando, além de conhecer o MMDC através das fotos que tenho no computador. Chega também a nossa associada FRANCES DE AZEVEDO. Traz ela um DVD do Seminário sobre a Revolução Constitucionalista, levado a efeito em 4 de julho no CIEE. Vamos deixar a Sociedade por volta das 17 horas.

Cerca de 220 mil usuários dos ônibus da VIAÇÃO ITAQUERA – BRASIL foram prejudicados hoje pela greve dos motoristas e cobradores, que cruzaram os braços pelo pagamento de uma parcela das horas extras, de cestas básicas e do convênio médico. No final da tarde, após uma assembléia de quatro horas, a categoria decidiu voltar ao trabalho. Antes da assembléia, eles se reuniram por cerca de quatro horas com diretores da viação na Secretaria Municipal de Transportes. 

A presidente DILMA ROUSSEFF participou nesta manhã da inauguração de duas estações de METRÔ na capital cearense. Durante o discurso, do lado de fora do local do evento, houve protesto de cerca de 500 índios e estudantes. Mais cedo, médicos contrários à política do governo federal para a categoria também fizeram uma manifestação. Durante seu discurso, DILMA falou sobre os protestos que se espalharam pelo país e destacou os avanços obtidos pelo governo nos últimos anos.

A Justiça ordenou que o delegado CLEMENTE CALVO CASTIGLIONE JÚNIOR, do DENARC, fosse libertado. Ele está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Civil e pelo Ministério Público por suspeita de vazamento de informações sigilosas que chegaram ao conhecimento de traficantes ligados à quadrilha do detento WANDERSON DE PAULA LIMA, o ANDINHO. O delegado prestou depoimento e colaborou com as investigações. Outro delegado e sete policiais civis estão presos. Quatro policiais suspeitos estão foragidos e são procurados.

O ex-PM WILTON NEVES, de 46 anos, foi preso em flagrante hoje, em COTIA, na GRANDE SÃO PAULO, acusado de tráfico de entorpecentes e de porte de armas de uso exclusivo das Forças Armadas. Na casa do acusado, a polícia arrebentou uma parede e, num fundo falso, encontrou uma pistola com mira a laser e munição antiaérea. A polícia ainda apreendeu cerca de 30 quilos de cocaína, trouxinhas com maconha e balança de precisão. O acusado havia sido demitido da Polícia Militar em 2000.

O estado de saúde de NELSON MANDELA melhorou hoje, quando o líder da luta contra o apartheid completou 95 anos, informou em um comunicado o presidente sul-africano, JACOB ZUMA. “MANDELA continua hospitalizado em PRETÓRIA, mas seus médicos confirmaram que sua saúde apresenta uma melhora constante”.
ZINDZI, filha de MANDELA, disse que seu pai adquiriu força e poderia voltar para casa a qualquer momento. “Eu o visitei hoje e ele assistia à televisão com fones de ouvido. Nos deu um grande sorriso e levantou a mão. Ele responde com seus olhos e com as mãos”, disse ZINDZI.
Segundo documentos que a família apresentou no início do mês a um tribunal, MANDELA estava à beira da morte e se mantinha vivo por meio de equipamentos médicos. MANDELA está internado desde 8 de junho e seu estado de saúde é crítico, mas estável, dizem as autoridades.
As NAÇÕES UNIDAS proclamaram o dia 18 de julho como o DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA, em reconhecimento à contribuição que impulsionou o PRÊMIO NOBEL DA PAZ. Hoje, milhares de sul-africanos expressaram seu carinho com o ex-presidente por meio de manifestações. Muitos dedicaram 67 minutos de trabalho voluntário em sua homenagem – um minuto para cada ano de serviço prestado ao país.

Mais de cem alunas de uma escola na cidade de NEYVELI, na ÍNDIA, foram hospitalizadas hoje por queixas de náusea, tontura e vômito, um dia após pelo menos 23 crianças morrerem em um dos mais graves surtos de intoxicação dos últimos anos no país. Dezenove dos alunos mortos depois de consumirem merenda escolar contaminada foram enterrados dentro e ao redor da escola.

Cerca de cinco mil manifestantes foram às ruas de MOSCOU e SÃO PETERSBURGO contra a condenação do blogueiro russo ALEXEI NAVALNY a cinco anos de prisão por roubo. ALEXEI, que liderou alguns dos maiores protestos contra o presidente VLADIMIR PUTIN, pediu um boicote às eleições municipais de MOSCOU, na qual era candidato a prefeito. Simpatizantes de ALEXEI afirmam que a pena comprova a repressão aos opositores.          

2 014     :     -    SEXTA-FEIRA
Faço a atualização do dia 18 de julho, relembrando o casamento do então 2º TENENTE PM JOÃO BOSCO PASIN na cidade de GUARATINGUETÁ, em 1964, há cinquenta anos atrás. Também vejo as mensagens no facebook.
 CASO DA FAMÍLIA PESSEGHINI PODERÁ SER REABERTO!
A advogada da família Pesseghini aponta uma série de erros grotescos do caso e pediu a reabertura do caso. A família de Marcelo Pesseghini, 13 anos, responsabilizado pela morte do pai, da mãe, da avó e da tia-avó em São Paulo, vai pediu nesta última segunda-feira (14) a reabertura das investigações para provar a inocência do garoto, informou a advogada dos avós paternos, Roselle Soglio. O caso foi transferido, na última sexta-feira (11), para a Vara da Infância e da Juventude do Ministério Público de São Paulo. Segundo advogada, novas imagens das câmeras de segurança da rua mostram que no dia do fato outros veículos estavam junto com o carro da família a qual era guiado pelo Marcelo Pesseghini, 13 anos, autor dos homicídios seguido de suicídio conforme apontou as investigações da Polícia Civil de São Paulo. Nas imagens feitas de outros ângulos há também indícios de que no carro guiado pelo garoto haviam outras pessoas. Outro fato obscuro foi de uma página no facebook que foi criada homenageando a família morta antes dos corpos serem encontrados. Roselle (advogada da família) diz ter questionado ao Facebook sobre a possibilidade de o horário ter sido adulterado na rede social. Segundo ela, a empresa informou, em resposta extraoficial, que a alteração não é possível. Então minha gente amiga do Plantão Policial esta história acho que eu e nem ninguém por aqui engoliu esta história completamente. Acho que teremos novos desfechos e novas histórias desse caso. A família pede intervenção da Polícia Federal no caso, uma vez que para eles e nem para advogada não há como confiar mais na polícia civil de São Paulo que investigou o caso. Vamos acompanhar isso de perto!
Alison Maia - Repórter Policial www.plantaopolicialcn.net

O escritor, acadêmico e jornalista João Ubaldo Ribeiro morreu ao 73 anos na madrugada desta sexta-feira, em sua casa, no Rio de Janeiro. Segundo informações do jornal Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. O corpo será velado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no centro do Rio, a partir das 11 horas. Ubaldo era casado e deixa quatro filhos, entre eles o ator e ex-VJ da MTV Bento Ribeiro.
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco. Atualmente, era colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, onde escrevia aos domingos.
Biografia – João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em 23 de janeiro de 1941, na Ilha de Itaparica, Bahia. Cresceu em Sergipe, onde o pai atuava como professor e político, e voltou a morar em Itaparica, por sete anos. Antes passou por outras cidades como Lisboa, Rio de Janeiro e Salvador. No início dos anos 1990 mudou-se para Berlim, na Alemanha, na volta fixou residência na capital carioca.
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Ubaldo nunca exerceu a profissão. Atuou como professor, jornalista, editor e foi colunista de diversos jornais no Brasil e no exterior, como Alemanha, Inglaterra e Portugal.
Lançou seu primeiro livro, Setembro Não Tem Sentido, em 1968. O segundo veio em 1971, o clássico Sargento Getúlio, considerado um marco do romance moderno brasileiro, que trata do universo nordestino, em especial dos sergipanos. Em seguida lançou Vila Real (1979) e Viva o Povo Brasileiro (1984).
Entre suas obras mais famosas está também A Casa dos Budas Ditosos (1999), que se tornou um sucesso no teatro em um monólogo com a atriz Fernanda Torres, no qual ela narrava, na velhice, suas peripécias sexuais.
Ubaldo venceu em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. O escritor também já havia recebido dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente, de o Melhor Autor e Melhor Romance, por Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro. Fora do Brasil, foi laureado na Alemanha e na Suíça. Seus livros foram traduzidos em doze línguas, como o inglês, espanhol, finlandês, francês, hebraico e italiano. http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/joao-ubaldo?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

Agora sim o autêntico "Samba do Crioulo doido":
Uma mudança na Constituição publicada nesta quinta (17) pelo Congresso abre brecha para que agentes de trânsito possam parar carros, pedir documentação, fazer blitze e até andar armados.
Outro projeto de lei, aprovado no Senado na quarta (16) e que vai para sanção da presidente Dilma, prevê dar poder de polícia ostensiva a guardas-civis municipais.
Os dois casos, segundo especialistas, estão em um contexto de criação de novas polícias, a cargo dos municípios e sem estrutura militar. Mas eles alertam para o perigo de haver disputa entre as "novas polícias" e a Polícia Militar.
No caso dos agentes de trânsito, a categoria foi incluída no artigo da Constituição que trata da segurança pública. Pelo texto, a segurança nas vias como um todo --e não só a ordenação do trânsito-- passa a ser responsabilidade de agentes de trânsito municipais e estaduais.
Hoje, os agentes já têm poder de polícia administrativa --podem multar, sem abordar.
Segundo Reno Ale, presidente do Sindviários (entidade dos agentes de trânsito em SP), a mudança na Constituição, como foi feita, atende aos sindicatos de outros Estados, que têm feito lobby para os agentes andarem armados.
[O agente] só poderia estar armado se estivesse dentro da questão de segurança pública. Abriu brecha", diz.
O sindicato paulista, segundo Ale, é contrário à ideia. Novas atribuições e armamento ainda dependem de regulamentação em lei, mas especialistas alertam que, se houver demora, alguns municípios podem se antecipar. "A dramaticidade é começar a fazer coisas que a PM vai reclamar que é dela", diz Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança.
Já para o coronel reformado José Vicente da Silva, as mortes no trânsito --46 mil em 2012, pelo Mapa da Violência-- justificam a mudança.
"Nosso trânsito precisa de mais autoridade. O poder de polícia ajuda a aumentar a capacidade de resposta", diz.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a CET não se pronunciaram.
GUARDAS MUNICIPAIS
O projeto sobre os guardas-civis incumbe-os de preservar a vida, fazer "uso progressivo da força", "patrulhamento preventivo", detenções e preservação de locais de crime -- atribuições da PM. Atualmente, os guardas protegem os bens do município.
Reivindicação da categoria, o projeto é elogiado pelo secretário da Segurança de São Paulo, Fernando Grella, por "aumentar a ostensividade". "A única preocupação é saber qual vai ser o formato para conviver com a PM. Se houver uma disciplina bem-feita, não há problema", diz. por outro lado, o projeto gera críticas da Associação dos Oficiais da PM paulista. "Onde todos têm a missão de fazer a mesma coisa [PMs e guardas], a responsabilidade pela omissão não recai em ninguém", afirma o coronel da reserva Sergio Payão.
Nesta tarde, na Sociedade, o SUBTENENTE GEORGE TRAJANO conversa conosco sobre eventos futuros. Comenta o que aconteceu com a MARINEI (assalto). Recebo telefonema de TAUBATÉ sobre a ida de associados do MMDC à residência do veteraníssimo MENDES, no sábado, dia 26, em CRUZEIRO. O VALE DO PARAÍBA já está sabendo desse encontro e haverá cobertura da TV CIDADE, além de outros acontecimentos que estão sendo programados. Pode ser até que tenhamos o Núcleo de CRUZEIRO nos moldes dos núcleos de base. Quem conversa comigo sobre isso é o DJALMA, que comentou o fato com pessoas influentes da região.

Duas ocorrências envolvendo policiais militares à paisana deixaram saldo de duas mortes – as vítimas foram um PM e um assaltante. No final da noite de ontem, por volta das 22:30 horas, o CABO PM FERNANDO RODRIGUES DANTAS JÚNIOR, de 44 anos, foi covardemente assassinado em um bar localizado na Rua SARGENTO RODOVAL CABRAL TRINDADE, no PARQUE NOVO MUNDO, bairro da periferia da zona norte.
Segundo depoimento de testemunhas, dois homens entraram no local, ficaram encostados no balcão e perguntaram quem era o policial que estava ali naquele momento. Após identificarem DANTAS, partiram para cima dele, empurrando-o para a cozinha. Foram ouvidos disparos, momento em que houve tumulto e correria. Quando a Polícia Militar chegou no estabelecimento, DANTAS estava caído e foi socorrido ao Hospital NIPO-BRASILEIRO, mas acabou morrendo com os dois tiros que levou: um na perna e outro na cabeça.
Câmeras em uma empresa gráfica próxima ao bar gravaram dois carros de cor branca chegando ao bar. Seis homens, três em cada veículo, desceram. Dois deles entraram no local do crime e um ficou na porta. Depois da briga, o grupo entrou nos automóveis e fugiu sem levar nada.
DANTAS estava a serviço do comando da COPA DO MUNDO e estudava no Centro de Formação de Sargentos.

Por volta das 19:20 horas o jovem DOUGLAS GONÇALVES SANTOS, de 23 anos, morreu após assaltar uma farmácia na Avenida BELMIRO AMORIM, no GRAJAÚ, zona sul. Um policial militar à paisana flagrou a ação e atirou contra o ladrão. Segundo o gerente e duas funcionárias do local, SANTOS entrou no estabelecimento exigindo o dinheiro do caixa. O agente, que fazia compras no local, se identificou como policial e exigiu que o assaltante soltasse a arma. O PM disse que o jovem apontou a arma para ele e apertou o gatilho, porém, a arma falhou, momento em que o policial reagiu, baleando o suspeito. Os funcionários da farmácia disseram que o rapaz já havia roubado o local pelo menos outras duas vezes.

A Polícia Civil indiciou mais 18 pessoas nos dois inquéritos remanescentes sobre o incêndio na BOATE KISS, ocorrido em 27 de janeiro de 2013 e que resultou na morte de 242 pessoas. Seis foram indiciados por crime ambiental e entre eles estão o ex-secretário e o secretário-adjunto do MEIO AMBIENTE e um ex-servidor da pasta. O resultado final das investigações foi apresentado hoje, em SANTA MARIA (RS). Um dos inquéritos investigou irregularidades na prefeitura para a liberação dos alvarás para a KISS e o outro fraudes cometidas pelos antigos proprietários da boate para a obtenção de licenças municipais.

Quarenta e quatro palestinos foram mortos hoje, no 11º dia dos confrontos entre ISRAEL e o HAMAS na FAIXA DE GAZA. Com isso, aumentou para 285 o número de palestinos mortos desde 8 de julho, segundo fontes médicas.
Um soldado israelense também foi morto quando as tropas começaram uma ofensiva na periferia de GAZA, que visava a destruir uma rede de túneis transfronteiriços do HAMAS, informou o Exército. Entre os últimos palestinos mortos estão cinco membros de uma mesma família – dois homens, duas mulheres e uma criança. As mortes ocorreram na sequência de um ataque à casa da família, no norte da FAIXA DE GAZA. Quatro crianças, com idade entre 2 e 13 anos, foram mortas em bombardeios no leste de GAZA.
Segundo dados do Centro Palestino para os Direitos Humanos em GAZA, os civis representam mais de 80% das vítimas da ofensiva israelense. Além dos mortos, pelo menos 2,2 mil palestinos ficaram feridos.
O primeiro-ministro de ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU, disse hoje que a operação militar é necessária para atingir os “túneis do terror” usados pelo HAMAS, o movimento fundamentalista islâmico que controla a FAIXA DE GAZA e tem lançado foguetes e morteiros contra ISRAEL. Segundo ele, a incursão por terra foi decidida “depois de terem sido esgotadas todas as opções e com a consciência de que o preço a pagar pode ser alto”.

O presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA, disse hoje que ainda é cedo para dizer quem causou a queda do voo MH1 da MALAYSIA AIRLINES, no leste da UCRÂNIA. No entanto, OBAMA acrescentou que as informações existentes lhe dão confiança para afirmar que um míssil disparado de um território controlado por separatistas pró-RÚSSIA atingiu a aeronave, que levava 298 pessoas.
Ele criticou a falta de atitude da RÚSSIA em busca da paz na região. “A RÚSSIA tem o poder de levar os separatistas para uma posição diferente, tem a maior parte do controle sobre essa formação, mas até o momento preferiu não exercer”, disse OBAMA em pronunciamento na CASA BRANCA. O presidente destacou que, sem o apoio do governo russo, os separatistas não teriam a artilharia disponível.
Entre os passageiros, havia cerca de cem pesquisadores que iam para um congresso sobre AIDS na AUSTRÁLIA. “Esses eram homens e mulheres que dedicaram suas vidas a salvar outras e que foram tirados de nós por um evento sem razão.”
Moradores de uma vila na UCRÂNIA relataram que “choveu corpos do céu” depois de uma explosão. “Houve um barulho alto e tudo começou a sacudir. Então objetos começaram a cair do céu”, disse a aposentada IRINA TIPUNOVA, de 65 anos, à agência REUTERS. “E então eu ouvi um barulho e ela caiu na cozinha, o telhado foi quebrado”. O corpo nu da mulher morta ainda estava dentro da casa hoje.
Visivelmente abalada pela experiência, IRINA disse: “O corpo ainda está aqui porque eles me disseram para esperar especialistas virem buscá-lo”. A cerca de 100 metros da casa de IRINA, mais dezenas de corpos estavam nos campos de trigo. Outra moradora local, que não quis se identificar, afirmou que correu para fora de casa depois de ouvir o avião explodir. “Eu abri a porta e vi as pessoas caindo. Uma caiu na minha horta”, disse ela. Equipes de resgate dizem ter encontrado a maior parte dos cadáveres, alguns deles intactos, mas outros despedaçados.   

2 015    :     -     SÁBADO
O Diário Oficial deste sábado publica:
Atos do Governador SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR Decreto de 17-7-2015 Passando à condição de adido, por conveniência do serviço, como se efetivo fosse, ao EM/E, o Cel PM 822330-A Helson Lever Camilli, da APMAL, a contar de 3-7-15.
Aguardo a chegada da viatura que irá me levar até ATIBAIA nesta manhã. O horário estava marcado para 7:30 horas, mas o motorista entrou na pista central da VIA DUTRA e foi parar na alça do viaduto que dá entrada para o aeroporto. Com isso, chega um pouco tarde, mas com tempo suficiente para que não cheguemos após o início da solenidade marcada pelo Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES", no Centro de Convenções "VICTOR BRECHERET"
Localizado em uma das áreas mais nobres de Atibaia, o Centro de Convenções “Victor Brecheret” dispõe de duas salas para reuniões, de seis banheiros, auditório climatizado para 400 pessoas, elevador, amplo estacionamento, além de espaço externo com acomodações para mais de 5 mil pessoas. O Centro de Convenções Victor Brecheret recebe ao longo de todo o ano os principais eventos de Atibaia, como o “Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual”, “Festival de Inverno”, além de diversas apresentações culturais, bem como, encontros empresariais e formaturas de escolas e universidades.
Somos recebidos pelo HERNANNY GUTIERRES e TOMÁS VAQUERO BRASIL BICA, Presidentes do Núcleo MMDC-ATIBAIA "SOLDADO BENTO SOARES". Muita gente já se encontra presente, inclusive o FERNANDO MORENO. O forte dessa solenidade é a presença maciça dos bombeiros. MAJOR PM LIMA traz as medalhas do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA "HERÓIS DE 32". CORONEL PM MÁRCIO MATHEUS, CORONEL PM JOSÉ PAULO M. ROSA, CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO (e sua senhora dona NAIR), CORONEL PM ANTONIO DE CAMARGO NETO, RODRIGO DUBBUK LIMA, CRISTIANO PINHO, PAULA OLIVEIRA, CLÉBER GERAGE, IVAM KARICA, JOSÉ REIS, EDUARDO CRUZ
Composta a Mesa de Trabalhos, o Mestre de Cerimônias, SÉRGIO MOREIRA, passa a anunciar os nomes dos homenageados. 
Nome
Posto/Posição
Medalha





Nair da Conceição Gerage Cipriano (filha) - DionisioGerage
Combatente de 32
CONSTITUCIONALISTA
inmemorian
Antônio de Camargo Neto (filho) - Gaspar Camargo
Combatente de 32
CONSTITUCIONALISTA
inmemorian
Lurdes Lopes Santos Carvalho (filha) - Sebastião Lopes de Carvalho
Combatente de 32
CONSTITUCIONALISTA
inmemorian
Renan Orta Ferreira (filho) - Vanderley de Jesus Ferreira
Soldado Bombeiro
MMDC
inmemorian
Anderson Alberto do Amaral (filho) - Benedito Alberto Rodrigues do Amaral
Coronel Bombeiro
MMDC
inmemorian

Nome
Posto/Posição
Medalha



Rogério Bernardes Duarte - Coronel PM
Sub Cmte do Corpo de Bombeiros
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Hernanny Gutierres de Souza
Pres. Deliberativo do MMDC Atibaia
Heróis de 32 - Tributo ao Pantheon
Oswaldo Bin Junior
Gerente Atibaia Residence Hotel
Heróis de 32 - Tributo ao Pantheon


Nome
Posto/Posição
Medalha



Eduardo Boanerges Soares Barbosa - Major PM
Veterano Bombeiro
MMDC
João Simão de Souza - 1º Sargento PM
Veterano Bombeiro
MMDC
Franclin de Jesus Ferreira - 1º Sargento PM
Veterano Bombeiro
MMDC
Ulisses Doratiotto de Oliveira - Capitão PM
Cmd. Bombeiros Bragança
CONSTITUCIONALISTA
Rodrigo Barazza de Paula - 1º Tenente PM
Cmd. Posto de Bombeiros Amparo
CONSTITUCIONALISTA
Adilson Pereira da Silva - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Fabio Junior da Silva - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Ivano do Nascimento - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
José Antonio de Souza Donnabella Junior
Médico Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Edeniltondo Santos Morais - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Claudio Marcelino Carneiro - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Antonio Marcos dos Santos - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Jorge Maurício de Castro - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Robson Carlos de Andrade - Cabo PM
Bombeiros Bragança Paulista
CONSTITUCIONALISTA

Nome
Posto/Posição
Medalha
 José Paulo Marcolino Rosa- Coronel PM
 VeteranoPM
MMDC 
Marcio Matheus - Coronel PM
Veterano PM
MMDC
Amélio Franchi Lemes Filho - Coronel PM
Veterano Bombeiro
MMDC
Claudio Alexandre Cubas de Almeida - Ten. Coronel PM
Chefe de Gab. doCmd Corpo de Bombeiros
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Rafael Marques Gomes da Silva - 1º Ten. PM
Gab. doCmd Corpo de Bombeiros
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Oswaldo Julião Júnior - Capitão PM
Coordenador B3 Bombeiros Jundiaí
CONSTITUCIONALISTA
Paulo Eduardo das Chagas de Souza - 1º Tem.
Cmd. Posto de Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
João Batista Chaves
Médico Itatiba
CONSTITUCIONALISTA
José AntonioParisotto
Médico Itatiba
CONSTITUCIONALISTA
Ronaldo Cesar Canhada Soares - Cabo PM
Bombeiros Bragança Paulista
CONSTITUCIONALISTA
Marcos Roberto de Souza - 1º Sargento PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Sandro Miranda - 1º Sargento PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Luiz Henrique Mendes de Oliveira - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Claudio Zago Junior - Sub. Tenente PM
Bombeiros Bragança Paulista
CONSTITUCIONALISTA


Nome
Posto/Posição
Medalha
João Valle da Silva Leme
Delegado Veterano
MMDC
Ivanete Oliveira Velloso
Delegada Veterana
MMDC
Rony de Castro França Júnior – Major Exército
Adjunto Seção de Operações do CMSE
MMDC
Soraya Correa Alvarez - Ten. Coronel PM
Gab. doCmd Corpo de Bombeiros
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Rita de Cassia Tarantelli - Cabo PM
Gab. doCmd Corpo de Bombeiros
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Eduardo Luiz Tavares - Major PM
Sub Comandante do 19º GB
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Alberto Theodoro da Cunha Filho - 2º Sargento PM
39º BPM/M
Heróis de 32 - Luta e Constituição
Rafael Marques Gomes da Silva - 1º Ten. PM
Gab. doCmd Corpo de Bombeiros
CONSTITUCIONALISTA
Rogério Mendes - 1º Sargento PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Silas Belizário - 1º Sargento PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
José Davi de Oliveira Passos - Cabo PM
Bombeiros Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Cristiano Bacelar Couto - Cabo PM
Bombeiros Bragança Paulista
CONSTITUCIONALISTA
Sandro Pereira da Silva - Cabo PM
Bombeiros Bragança Paulista
CONSTITUCIONALISTA
Diógenes Branco de Andrade da Silva
Coordenador SAMU Atibaia
CONSTITUCIONALISTA
Oscar Aparecido de Almeida Filho
Empresário parceiro dos Bombeiros
CONSTITUCIONALISTA
Encerrada a entrega das Medalhas, há o congraçamento entre todos os presentes e depois, convidados pelo CORONEL PM FRANCISCO CIPRIANO e sua esposa dona NAIR, vamos almoçar com os familiares deles numa churrascaria de ATIBAIA. Como o SÉRGIO MOREIRA irá me conduzir até GUARULHOS e ele tem um compromisso na zona leste de SÃO PAULO, vamos nos despedir de dona NAIR e de todos os seus parentes, após um encontro muito agradável. Uma das irmãs de dona NAIR chegou a cantar duas melodias que emocionaram os presentes.
Chegamos em GUARULHOS por volta das 15 horas. Despeço-me do SÉRGIO MOREIRA. Ele está querendo fazer um evento evocativo à Revolução de 32 na MÓOCA. Até sugere a data de 17 de agosto.
Com pesar, comunico o falecimento de MOACYR  ROBERTO DE   PINHO SPÍNOLA   ( DIA 17/07,  10:40 H ). SPÍNOLA foi Aspirante da Turma  de  1961, mas  solicitou exoneração   da   PM quando 1º Ten. ( ou  Cap  ???) formando-se Economista e partindo para   a área civil. Trabalhou então no  serviço Público Federal. Tinha 75  anos  e faleceu vítima de  doença fatal.
Era filho  do Cel. Ref. PM Odilon Spínola Neto
Foi participante ativo do   Grupo VELHOS CAMARADAS  e dos encontros da  TURMA  ASP. / 61
Que sua alma repouse  em paz
CARLOS FUGA (ASP. TURMA 1961)

Muita gente pode achar exagerado o choro de MALCOM depois de fazer o gol que deu a vitória ao CORINTHIANS sobre o ATLÉTICO MINEIRO, hoje, no ITAQUERÃO. Mas ele tem 18 anos, apenas. E, ali, colocou para fora toda a tensão de uma semana que não teve apenas notícias positivas para o atacante.
Todo mundo se lembra do ocorrido: o garoto foi o pivô do início de uma grande investigação sobre compra de carteira de habilitação. Como tirou a dele apenas 20 dias depois de fazer os 18 anos necessários, despertou a suspeita e começou a varredura que encontrou, ao menos, cinco mil irregularidades.
Por isso, quando foi para a bandeira de escanteio, depois de completar de primeira um belo passe de VÁGNER LOVE, aos 41 minutos do primeiro tempo, MALCOM não se conteve. Que tenha deixado ali, aliás, todo esse peso que teve de carregar esses dias.
Os três pontos colocaram o CORINTHIANS ao lado do GALO na liderança, com 29 pontos cada.
Quando PAOLO GUERRERO está em campo, o FLAMENGO não sabe o que é perder. Hoje, mais uma vez, o peruano foi o responsável pelo gol que deu a vitória ao RUBRO-NEGRO sobre o GRÊMIO por 1 a 0. Ele já começa a virar xodó da torcida. Para marcar a estreia do atacante no MARACANÃ, mais de 50 mil flamenguistas foram ao jogo e não se arrependeram. Depois de uma péssima atuação contra o CORINTHIANS, na rodada passada, os cariocas viram o centroavante aproveitar uma rebatida para balançar a rede.
Também o INTER - que está concentrado no jogo de quarta-feira contra o TIGRES, pela semifinal da COPA LIBERTADORES - levou o time reserva para enfrentar o GOIÁS. Apesar disso, os colorados venceram o ESMERALDINO, por 2 a 1, com gols  de EDUARDO SASHA e EDUARDO.

Internado desde terça-feira, dia 13, no Hospital Israelita ALBERTO EINSTEIN, em SÃO PAULO, PELÉ passa bem após ser submetido a uma cirurgia na coluna lombar. De acordo com boletim médico, a operação, que já estava programada havia meses, ocorreu sem intercorrências e o pós-operatório está dentro da normalidade. A previsão é de que o ATLETA DO SÉCULO receba alta na segunda-feira.
O problema na coluna levou o ídolo, de 74 anos, a perder a força nas duas pernas, especialmente na direita. PELÉ deveria ter passado por essa intervenção no ano passado, mas problemas renais impossibilitaram a cirurgia. O objetivo da operação é evitar que, futuramente, o REI deixe de movimentar as pernas.
Em maio, o tricampeão mundial com a seleção brasileira ficou internado no mesmo hospital, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico na próstata, chamado de ressecção transuretral.
Entre novembro e dezembro de 2014, ele esteve no EINSTEIN por duas vezes. Primeiro, para a retirada de cálculos renais. Depois, para se tratar de uma infecção urinária que se agravou e chegou a levá-lo para a UTI. Na época, veio à tona a informação de que PELÉ tem só um dos rins.

A caça ao estuprador de GUARULHOS, na GRANDE SÃO PAULO, passou a contar com imagens de seis carros da mesma cor e modelo do usado pelo tarado. A identificação dos veículos foi feita por câmeras de monitoramento de trânsito da Prefeitura de GUARULHOS. Elas são capazes de gravar a numeração da placa dos automóveis.
Segundo as suas vítimas, o maníaco ataca em um  CHEVROLET CELTA de cor prata. A Polícia Civil fará uma triagem das imagens para chegar até o carro usado pelo estuprador. A previsão é a de que o resultado fique pronto ainda esta semana.

Um idoso que estava sendo homenageado em CAMPOS DO JORDÃO, no VALE DO PARAÍBA, passou mal e foi socorrido pelo governador GERALDO ALCKMIN. O tucano, que é médico, estava na cidade para a entrega de um centro de eventos e anúncio de investimentos no momento em que JOSÉ DE OLIVEIRA, conhecido como ZÉ MACACO, de 81 anos, teve uma parada cardíaca no palco do evento. O homem estava sendo homenageado dando nome ao Centro de Turismo Equestre, na VILA ABERNÉSSIA. ALCKMIN realizou os primeiros socorros. O governador fez massagem cardíaca em JOSÉ DE OLIVEIRA. A cerimônia foi interrompida e o governador além de outro médico presente no local, acompanharam a ambulância até o Hospital SÃO PAULO, da cidade. "Ele estava bem e de repente caiu. Já sem pulso, foi feita reanimação na própria ambulância. Vamos torcer bastante", afirmou ALCKMIN, logo após deixar o hospital. À tarde, o idoso foi transferido para o Hospital Regional de TAUBATÉ pelo helicóptero ÁGUIA da PM. Lá, ele passou por uma cirurgia de cateterismo e não corre risco. O estado de saúde dele é estável e não há previsão de alta.

Uma viatura da ROTA, tropa de elite da Polícia Militar paulista, capotou durante comboio de patrulhamento após a realização de uma solenidade, hoje, por volta das 12:30 horas, na Avenida TIRADENTES. Segundo a assessoria de imprensa da PM, um sargento e três cabos estavam no veículo. O sargento foi socorrido ao Hospital das Clínicas com traumatismo craniano. O quadro dele é estável. Um dos cabos também ficou ferido no braço e foi levado para o Pronto Socorro SANTANA. Os outros dois policiais não ficaram feridos. Uma sindicância foi aberta para investigar as causas do acidente.

O presidente da Câmara, EDUARDO CUNHA, afirmou em sua conta no TWITTER, hoje, que não usará o cargo para se vingar. Na sexta-feira,  ele declarou que fará oposição ao governo da presidente DILMA ROUSSEFF. "Vou me conduzir da mesma forma que venho fazendo, com independência e harmonia com os demais poderes. Não existe pauta de vingança e nem pauta provocada pela minha opção pessoal de mudança de alinhamento político", postou.
Na sexta-feira, após o anúncio de que estava rompendo oficialmente com a gestão de DILMA, o Palácio do Planalto divulgou uma nota dizendo esperar que o gesto não se reflita nas ações do deputado, que deverem ser pautadas pela imparcialidade e impessoalidade.
"Neste momento em que importantes desafios devem ser enfrentados pelo país, os poderes devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas", diz um trecho da nota.
CUNHA anunciou ainda que entrará com uma reclamação ao STF por discordar da forma de atuação do juiz SÉRGIO MORO. "Quanto ao juiz do PARANÁ, ele não poderia dar curso a participação minha como detentor de foro. Por várias vezes em oitivas ele interrompia as testemunhas e dizia que não podia tratar de quem tinha foro de STF. Ao que parece, ele mudou. Quando a isso, meus advogados ingressarão com reclamação no STF", destacou.        

Três civis e um militar ucraniano foram mortos em ataques realizados por rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia, segundo informações divulgadas neste sábado (18/07) pelo governo ucraniano. Kiev acusa um acirramento da violência na região, apesar dos apelos internacionais para o cumprimento do acordo de paz assinado em fevereiro, em Minsk.
Segundo o ministério do Interior ucraniano, as mortes foram causadas por bombardeios rebeldes na vila de Avdiivka, controlada pelas forças ucranianas pró-ocidentais e situada não muito longe das ruínas do aeroporto de Donetsk, que está sob controle dos separatistas pró-russos desde janeiro.
Na sexta-feira, a chanceler federal alemã, Angela Merkel; o presidente russo, Vladimir Putin; e os presidentes de Ucrânia, Petro Poroshenko, e da França, François Hollande, debateram a situação no leste ucraniano em uma conferência telefônica. Esta foi a primeira conversa entre os líderes dos quatro países desde abril.
Em comunicado divulgado após a conferência, o governo francês pediu o "rígido cumprimento dos compromissos" assumidos no acordo de paz para acabar com a crise na Ucrânia.
A conferência telefônica foi convocada após o governo em Kiev apresentar uma reforma constitucional, aprovada pelo Parlamento do país em uma primeira análise. O texto dá mais autonomia aos territórios separatistas do leste ucraniano.
O processo de emenda constitucional só deverá estar concluído dentro de alguns meses. A presidência francesa afirmou, em comunicado, que "a dinâmica da reforma constitucional tem que ser mantida para que o acordo de Minsk seja totalmente implementado até o fim do ano".
A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que está monitorando o cumprimento do acordo de Minsk, afirmou que nenhum dos lados retirou totalmente a artilharia pesada da linha de combate, como é exigido pelo acordo.
Na sexta-feira, a chefe da OSCE, Ivica Dacic, afirmou estar havendo um agravamento da crise humanitária no leste ucraniano e exortou ambos os lados a respeitarem o acordo de Minsk.
Mais de 6.500 pessoas, principalmente civis, morreram no leste da Ucrânia em quinze meses de conflito.

2 016    :    -    SEGUNDA-FEIRA
Nesta manhã, através do facebook, faço a divulgação do jantar do grupo  “AMIGOS DO MMDC”, uma idéia que surgiu na última reunião do CONSELHO SUPERIOR da Sociedade.
A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC ESTÁ CRIANDO, A PEDIDOS DE NOSSOS ASSOCIADOS, UM GRUPO DENOMINADO "AMIGOS DO MMDC", CUJA PRINCIPAL FINALIDADE É A DE CUIDAR DOS GRANDES PROJETOS DA ENTIDADE.
A PRIMEIRA REUNIÃO DOS "AMIGOS DO MMDC" ESTÁ MARCADA PARA DIA 29 DE JULHO, ÀS 19 HORAS, NO RESTAURANTE CELEIRO DA FAZENDA, À AVENIDA LUIZ DUMONT VILLARES, 651, NO JARDIM SÃO PAULO, AO LADO DO SESC SANTANA.
AS ADESÕES PODERÃO SER FEITAS ATÉ UM DIA ANTES DO JANTAR PELO CELULAR 9 4716 8050.
OS "AMIGOS DO MMDC" NÃO PRECISAM SER, NECESSARIAMENTE, NOSSOS ASSOCIADOS.
O COORDENADOR DOS "AMIGOS DO MMDC" É O SENHOR FERNANDO MORENO, QUE PASSARÁ A CONTROLAR OS NOMES DOS INTERESSADOS.
VAMOS COBRAR CEM REAIS PELO JANTAR, SENDO QUE UMA PARCELA DESSA QUANTIA REVERTERÁ EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, QUE SERÁ REGISTRADA NA CONTABILIDADE COMO DOAÇÃO.
O JANTAR SERÁ BASTANTE INFORMAL, MAIS NO SENTIDO DE CONFRATERNIZAÇÃO.
ESPERAMOS A COLABORAÇÃO DE NOSSOS AMIGOS E NOSSAS AMIGAS NO ESTREITAMENTO DOS NOSSOS LAÇOS DE AMIZADE !

Encaminho ao Juiz SÉRGIO MORO a seguinte mensagem:
Mmº Juiz Sérgio Moro
A comitiva que irá levar ao Meritíssimo a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA será constituída da minha pessoa, minha secretária MARINEI ÂNGELO CHALUB, nosso Presidente do Conselho Fiscal FERNANDO MORENO, nosso fotógrafo ANTÔNIO CARLOS ARISTIDES. 
CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32
PRAÇA IBRAHIM NOBRE
FONE: 3105 8541  
De: MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br>
Data: 17 de julho de 2016 09:43
Assunto: Fwd: Confirmação nobre paladino agenda 2 agosto (14:00 ) diretamente MM. Juiz SÉRGIO MORO.
Para: celmario@gmail.com
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
https://plus.google.com/u/0/_/focus/photos/public/AIbEiAIAAABECMnB-uj13pXRrgEiC3ZjYXJkX3Bob3RvKig1ZTEzODQ1NTU3MDk5OWRiYTU5NzQxODBkZGExYTJhODg1MTc0MjdiMAEzXON8tHYwUlEusrWFMndemy7xcA?sz=24
Estimado MARIANO
Estou enviando ao Meritíssimo Juiz SÉRGIO MORO a constituição da comitiva que irá de S Paulo levar a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Faltam os nomes da Associação Paranaense MMDC E HERÓIS DA LAPA.


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Bom dia!! Cel Ventura
Confirmo minha ida no dia 02/08 vou embarcar de Congonhas com previsão de chegada em Curitiba as 9:37hs e fico aguardando a chegada do Senhor e do Fernando as 11:00s vindos de Cumbica. Já fotografo o desembarque chegada em Curitiba de vocês. Marquei minha passagem de volta para 17:19hs conforme o senhor me orientou.
Obrigado pela oportunidade de registrar esta solenidade.

Almoço com MÁRIO MARGARIDO na AOMESP. Ele me conta o drama de uma sua irmã. Tem um filho de 20 anos. Seu marido está desempregado faz muito tempo e vive de “bicos”. Está devendo meses de aluguel e o dono da casa exige que eles a desocupem. O problema todo é que seus parentes querem ser amparados pelo irmão. MÁRIO MARGARIDO não tem condições de cuidar dessa família em seu lar. Na AOMESP, encontro vários oficiais da reserva e reformados. Comentamos os últimos problema que a PMESP vem enfrentando.
Vou hoje para o Obelisco a fim de tentar resolver um problema interno da Sociedade, gravíssimo no meu ponto de vista. Envolvem ORÍTIA ABREU SERAFIM, WILLIAM MASCARENHAS e RODRIGO GUTENBERG. Convoquei também o HERNNANNY GUTIERREZ para ser o escrivão do termo de acareação. Ele vem acompanhado de seu pai.
Mas ORÍTIA não comparece. Não irei fazer outra reunião para decidir o que resta fazer no campo administrativo. As pessoas ofendidas irão procurar a Justiça para resolver essa situação. Aproveitamos o momento para conversarmos acerca de um evento em ATIBAIA, marcado para o dia 23 do corrente.
O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO comparece no Monumento Mausoléu por volta das 15:30 horas. Fala sobre o Núcleo NON DVCOR, DVCO. Peço para que o presidente, Doutor Cimino, compareça na próxima sexta-feira, no Obelisco.
MARINEI CHALUB também chega nesse horário. Ela vai me conduzir até GUARULHOS, muito embora não mais esteja residindo nessa cidade.  

CELSO DE MELLO DEFINE LULA: TORPE, INDIGNO, AUTOCRATA, ARROGANTE E PRIMÁRIO
Resposta do Decano do Supremo Tribunal Federal ao desrespeito do ex-Presidente à Justiça é duríssima.
http://www.sulconnection.com.br/public/noticias/2640/2464.jpg
Ultimamente anda difícil encontrar o bom e velho Celso de Mello. O Decano do Supremo Tribunal Federal, que sempre pautou sua conduta pela independência, imparcialidade e consistência jurídica, tem votado cada vez mais alinhado à bancada petista liderada pelo presidente Ricardo Lewsandowski. Mas hoje, felizmente, pudemos ouvir novamente o velho leão rugindo. Em texto lido com a dureza e serenidade necessárias ao momento, Celso de Mello respondeu às bravatas e ao desrespeito de Lula ao Judiciário.
Ao definir os termos usados por Lula para se referir ao juiz Sérgio Moro e mesmo ao Superior Tribunal de Justiça e ao STF, Mello foi na jugular. "Reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência do império da lei”. Não poderia ter sido mais preciso. Lula, um autocrata por natureza, arrogante, torpe e indigno, tem a postura que tem por puro medo da Lei. Esta mesma Lei que, cedo ou tarde, o encaminhará para o único lugar devido aos bandidos: a cadeia.
Aliás, é justamente esta a advertência que Celso de Mello deixa para Lula: Os juízes do Brasil, "não hesitarão, observados os grandes princípios consagrados pelo regime democrático e respeitada a garantia constitucional do devido processo legal, em fazer recair sobre aqueles considerados culpados, em regular processo judicial, todo o peso e toda a autoridade das leis criminais de nosso País!”.
Pode esperar, Lula.
O Japonês da Federal já tá chegando.

Duas pessoas morreram em um incêndio de grandes proporções que atingiu uma favela às margens da MARGINAL TIETÊ, na VILA MARIA, no final da noite de domingo. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 350 barracos foram destruídos pelo fogo, deixando aproximadamente 1,4 mil pessoas desabrigadas.
As causas do segundo incêndio do ano na favela – em 19 de janeiro oito famílias já tinham ficado desabrigadas – serão investigadas pela Polícia Civil.
A primeira vítima, localizada nesta madrugada, é um homem de 65 anos, cujo nome não foi divulgado. Já o segundo corpo encontrado, durante a manhã, não tinha sido identificado. Foram enviados ao local 36 carros para controlar as chamas, que queimavam as casas na altura do número 250 na Rua MANGUARI.
Às 4 horas, a CET bloqueou a pista local da MARGINAL TIETÊ e desviou o tráfego para a pista expressa, na altura da Avenida SERAFIM GONÇALVES até a RUA MANGUARI, no sentido RODOVIA CASTELLO BRANCO. Nesse horário o incêndio já estava controlado.
O reflexo do bloqueio durou até, pelo menos, às 6 horas, quando foi registrado congestionamento na MARGINAL TIETÊ e também na RODOVIA AYRTON SENNA.

O PM FRANCISCO JOSÉ AUGUSTO CAMPOS, de 28 anos, foi baleado e preso após resistir a uma abordagem e tentar atirar em outro agente dentro de uma loja do McDONALD´S, em ITAQUERA, zona leste.
O soldado estava à paisana, com um amigo, e os dois pediram lanches. Enquanto esperavam, o PM parecia estar bastante alterado, como se tivesse usado drogas ou bebidas e gritava: “Se o lanche demorar mais, vai ter tiro”.
Os funcionários perceberam que ele estava armado e resolveram chamar a polícia. Quando os agentes chegaram, o soldado, ainda alterado, não se identificou.
Segundo empregados da lanchonete, o homem não se deixou ser abordado e passou a jogar cadeiras contra os colegas de farda. Ele também fazia gestos como quem procurava a arma em sua cintura. Quando a encontrou fez menção de sacá-la. Neste momento, um dos PMs atirou.
O soldado levou um tiro no ombro e outro no braço e está internado no Hospital Militar. Ele passou por cirurgia hoje e não corre risco de morte.
A delegada REGINA CÉLIA ISSE, titular do 32º DP (ITAQUERA) afirmou que o policial foi preso em flagrante por tentativa de homicídio. “Os funcionários do local afirmaram que se ele tivesse conseguido tirar a arma a tempo teria matado os policiais”, disse.

Sem demonstrar nenhum arrependimento, o caseiro FELIPE DE JESUS SOARES ARAÚJO, de 32 anos, confessou ter espancado até a morte o filho de 5 anos na sexta-feira em PERUÍBE, no litoral  sul. A Polícia Civil prendeu o agressor nesta tarde, na vizinha ITANHAÉM.
Segundo MÁRCIO BRAGA, chefe dos investigadores da Delegacia de PERUÍ BE, após perceber que o cerco estava se fechando, FELIPE procurou um policial civil, amigo da família dele. Esse agente, então, avisou as autoridades que estão investigando o caso, que o prenderam.
No Distrito Policial, o caseiro disse ter batido no menino RAFAEL DE JESUS SILVA durante todo o dia com chutes e pontapés porque ele “era levado demais e também não queria comer”.
O investigador afirmou, ainda, que em nenhum momento o caseiro derramou uma lágrima pela morte do filho nem demonstrou amor pela criança. “Ele não gostava do menino. Quando conversava conosco não o chamou de filho e se referia a ele como “aquele moleque”. Foi muito frio”.
A Justiça decretou a prisão temporária, por 30 dias, do suspeito que, além de responder por homicídio, poderá ser indiciado por tortura.

A jornalista LEILA CORDEIRO quebrou o silêncio para se pronunciar sobre a morte do marido, o também jornalista ELIAKIM ARAÚJO, morto no domingo, em decorrência de um câncer no pâncreas. “Amigos, há 45 dias abandonei minhas postagens aqui no FACEBOOK para lutar na pior batalha de nossas vidas, contra um câncer inesperado que surgiu avassalador no pâncreas do ELIAKIM, com metástase para o fígado e vias biliares. Começava ali a guerra”, escreveu ela, dizendo que ELIAKIM havia solicitado que mantivesse a doença fora das redes sociais e dos jornais.
“Jamais deixei que ele perdesse a esperança, mesmo quando ele parecia perdê-la. Jamais deixei de estar ao lado dele um segundo sequer. Abandonei a minha vida para salvar a dele, ou pelo menos, tentar prolonga-la. Foram os piores 45 dias da minha vida. Parecia que um tsunami tinha passado por cima da gente”, continuou LEILA na mensagem, que teve mais de 4 mil curtidas.
Com um relato quase poético, a jornalista contou os últimos momentos da vida do marido. “Foi tudo muito rápido. Neste último sábado, passei o dia inteiro com ele no hospital, o que aliás era minha rotina, mas foi difente. Senti de alguma maneira que ele estava indo embora. Tirei a aliança da mão dele, que começava a ficar inchada, e disse que a penduraria no meu cordão, pois mais tarde, quando ele voltasse para casa, eu o pediria em casamento de novo. Infelizmente, na madrugada de domingo, aconteceu o que todos nós temíamos. Por incrível que pareça, ele não entrou em coma, foi sedado, mas para surpresa das enfermeiras tentou arrancar o tubo de respiração duas vezes. Surgiu a dúvida se ele queria arrancar porque estava desistindo da vida ou simplesmente porque o tal tubo o estava incomodando. Não pensamos duas vezes, ANA (filha do casal) e eu, perguntamos a ele, ainda nos seus últimos momentos de lucidez, se ele queria que mantivéssemos o tubo e ele respondeu com um tímido movimento afirmativo de cabeça. Ali pudemos nos despedir dele. A enfermeira disse que o nosso querido estava nos ouvindo ainda. Por isso, nós demos as mãos, nossos filhos ALEXANDRE, FREDERICO, ANA, LUCAS e eu, e cada um despediu dele à sua maneira. E assim ele se foi. Ouvimos o silêncio do bip da máquina, o silêncio da vida de ELIAKIM, que terminou como começou, cercado de amor e carinho.  
Morto aos 75 anos, ELIAKIM foi pioneiro no jornalismo brasileiro, formando com LEILA o primeiro casal a apresentar o JORNAL DA GLOBO, de 1986 a 1989 (ele começou antes, em 1983, ao lado de LEILANE NEUBARTH). Na emissora, ele também comandou o “GLOBO REPÓRTER” e apresentou os desfiles das escolas de samba no Carnaval carioca. O casal foi junto para a MANCHETE em 1989, depois se mudou para SÃO PAULO e para o jornalismo do SBT, no “AQUI AGORA”. Esteve também na RECORD.
Em 1997, eles se mudaram para os ESTADOS UNIDOS, onde comandavam um jornal para brasileiros.      

Parte superior do formulário

xxxxx

Nenhum comentário: